quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

MSN - O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU ESTÁ PREOCUPADO COM A POSSÍVEL RETOMADA DE TESTES NUCLEARES E BALÍSTICOS NA COREIA DO NORTE - 1º DE JANEIRO DE 2020 - QUARTA-FEIRA

Secretário-geral da ONU manifesta preocupação com nova ameaça nuclear

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres © ONU/Mark Garten O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse estar “profundamente preocupado” com o anúncio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, sobre uma possível retomada de testes nucleares e balísticos, segundo Stephane Dujarric, porta-voz da instituição internacional.
Em comunicado divulgado nesta 4ª feira (1º.jan.2020), Dujarric disse que o secretário-geral torce para que os testes não sejam retomados e que “a abordagem diplomática é o único caminho para uma paz sustentável”.
Na 3ª feira (31.dez.2019), durante conferência de 4 dias em Pyongyang, Kim Jong-un disse que “não há mais base para manter unilateralmente” o acordo de cessar os testes nucleares na Coreia do Norte.
A imprensa estatal da Coreia do Norte disse que o líder do país, Kim Jong-un, afirmou em uma sessão plenária do Comitê Central do governista Partido dos Trabalhadores que o mundo vai testemunhar a nova arma estratégica do país em 1 futuro próximo.
No discurso, Kim disse que os Estados Unidos prolongaram as negociações. Ele afirmou que falaram sobre retomada de diálogo apenas para passar o fim de ano sem problemas. “Os Estados Unidos, longe de responder com as medidas apropriadas, realizaram dezenas de grandes e pequenos exercícios militares conjuntos, que seu presidente prometeu pessoalmente interromper”, afirmou Kim.
Kim disse que seu país prometeu, em abril de 2018, que iria suspender testes de armas nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais, mas que os EUA não suspenderam sanções em resposta. Ele ressaltou que os americanos permanecem hostis, realizando exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.



O líder norte-coreano deu a entender que há possibilidade de confronto potencialmente longo com os EUA.

__________________________________________________________________
Vídeo: Hong Kong tem grande protesto no 1º dia do ano (AFP)
A SEGUIR
A SEGUIR


1º DE JANEIRO DE 2020 - QUARTA-FEIRA - TEMPORAL EM CAMPINAS TEM GRANIZO, QUEDAS DE ÁRVORES, ALAGAMENTOS E FALTA DE ENERGIA. - POR G1 CAMPINAS E REGIÃO.

Por G1 Campinas e Região
 

--:--/--:--
Temporal em Campinas tem granizo, queda de árvores, alagamentos e ventos a 89,5km/h
O temporal que atingiu Campinas (SP) na tarde desta quarta-feira (1) teve granizo, quedas de árvores, pelo menos uma casa alagada e registro de 20,8mm de volume de chuva na região central. De acordo com a Defesa Civil, há falta de energia em alguns bairros. Não há registro de feridos.
Dados do Cepagri, da Unicamp, mostram que as rajadas de vento chegaram a 89,5km/h às 18h30. Houve registro de queda de granizo nas regiões Sul e central.
Segundo a Defesa Civil, houve registro de quatro quedas de árvores: na Rua Coronel Job Figueiredo, no Nova Europa; na Rua Regina Nogueira, no Jardim São Gabriel; e duas na Av. Engenheiro Francisco de Paula Souza, na saída para Valinhos (SP).
Árvore caiu e atingiu veículo na Rua Regina Nogueira, no Jardim São Gabriel — Foto: Fernando Evans/G1Árvore caiu e atingiu veículo na Rua Regina Nogueira, no Jardim São Gabriel — Foto: Fernando Evans/G1
Árvore caiu e atingiu veículo na Rua Regina Nogueira, no Jardim São Gabriel — Foto: Fernando Evans/G1
Segundo a Prefeitura, houve registro de alagamento de um imóvel na Rua Amadeu Silvestre Ramos, no Jardim Marisa. A enxurrada causada pelo temporal invadiu a casa. De acordo com a Defesa Civil, não há desalojados.
Imagens enviadas à EPTV mostram alagamentos em alguns pontos da cidade, como Av. Laranjal Paulista, Av. Mirandópolis e Av. Carlos de Campos.
Em nota, a CPFL Paulista informa que registrou interrupção no fornecimento de energia em alguns bairros de Campinas. "A companhia está com equipes nas ruas trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível", diz o texto.
Carro passa em trecho alagado da Av. Carlos de Campos, em Campinas (SP) — Foto: Caio Moreira FurlanCarro passa em trecho alagado da Av. Carlos de Campos, em Campinas (SP) — Foto: Caio Moreira Furlan
Carro passa em trecho alagado da Av. Carlos de Campos, em Campinas (SP) — Foto: Caio Moreira Furlan

Mais chuva

De acordo com a Defesa Civil, a previsão é que Campinas registre chuva moderada de longa duração no período da noite, diferente do temporal registrado no fim da tarde. Há expectativa de novas precipitações nos próximos dias.
Temporal atingiu Campinas no fim da tarde desta quarta-feira (1º) — Foto: Luiz PolvereTemporal atingiu Campinas no fim da tarde desta quarta-feira (1º) — Foto: Luiz Polvere
Temporal atingiu Campinas no fim da tarde desta quarta-feira (1º) — Foto: Luiz Polvere
Morador registrou queda de granizo no Jardim dos Oliveiras, em Campinas (SP) — Foto: Fabrício PetroccoMorador registrou queda de granizo no Jardim dos Oliveiras, em Campinas (SP) — Foto: Fabrício Petrocco
Morador registrou queda de granizo no Jardim dos Oliveiras, em Campinas (SP) — Foto: Fabrício Petrocco