quinta-feira, 16 de abril de 2015

Na solenidade comemorativa do DIA DO EXÉRCITO, MARIANO TAGLIANETTI será homenageado.

Solenidade " DIA DO EXÉRCITO" e...


x

MarianoTaglianetti

Anexos
para mimgencarbonell
Caríssimo Cel. VENTURA boa noite !
 
Salve a 1ª BATALHA DOS GUARARAPES ! - 19 de ABRIL DE 1.648 -
 
Receberei amanhã - DIA DO EXÉRCITO - a HONRA cujo texto dignifica.
 
Consigno agradecimento ao nobre GEN. CARBONELL.
 
Fraternal apreço, MT.
v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);}




14 DE ABRIL DE 2015 - TERÇA-FEIRA

D I A    Q U A T O R Z E     D E      A B R I L       D E       2 015       -      TERÇA-FEIRA.
78 anos, três meses e 19 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 279º DO ANO 65º - MÊS 10º
56 anos e 312 dias na PMESP
56 anos e 63 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 117 dias – 485 712 horas.
51 anos e 220 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 33 dias no Posto de Coronel – 325 meses e 3 dias.
3 anos e 283 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
9 954 DIAS CORONEL – 23 ANOS E 121 DIAS NA RESERVA.
10 501-252 792                             9 954-239 288                                   10 267-247 712.

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ


DIA DE SANTO ARDALIÃO. Dizem que viveu no ORIENTE e era ator. Certo dia em que estava zombando dos cristãos foi subitamente tocado pela graça e proclamou-se cristão. Sofreu martírio devido a isso.
DIA DE SANTA LIDUÍNA. Nasceu em SCHIEDAM, nos PAÍSES BAIXOS, e viveu entre os séculos XIV e XV, enfrentando sérios problemas de saúde após sofrer um acidente aos 15 anos, teve pulmões, rins, estômago e fígado seriamente afetados. Encontrou afeto na religião.

2058 a. na Batalha do FÓRUM GALLORUM, uma coalizão entre OTÁVIO e os cônsules HIRTIUS e PANSA derrota MARCO ANTÔNIO, em 43 a.C., em MUTINA, na ITÁLIA. Apesar da vitória, OTÁVIO não obtém total poder. Meses depois, faz uma aliança para formar o Segundo Triunvirato. 
256 a. morre J. FEDERICO HAENDEL, músico inglês, em 14 de abril de 1759.
201 a. um decreto das Cortes Espanholas habilita o PORTO DE PUNTARENAS para o comércio exterior, em 14 de abril de 1814, pelo qual se realizaram todas as exportações de café da região de COSTA RICA até a segunda metade do século.
161 a. na cidade de SÃO SALVADOR, começam a ocorrer abalos sísmicos, em 14 de abril de 1854. Quatro dias depois, a cidade estava quase totalmente destruída.
149 a. instaurada a guerra civil entre liberais federalistas e conservadores com a morte do chefe supremo da GUATEMALA, RAFAEL CARRERA, em 14 de abril de 1865.
150 a. presidente dos ESTADOS UNIDOS, ABRAHAM LINCOLN, é ferido com um tiro na nuca pelo fanático JOHN WILKER BOOTH, em 14 de abril de 1865. Ele morre um dia depois.
125 a. surge a União Panamericana na Conferência Internacional Americana celebrada em WASHINGTON, no dia 14 de abril de 1890, em que estabelece esta data como DIA DAS AMÉRICAS.
123 a. nasce JUAN BELMONTE, toureiro espanhol, em 14 de abril de 1892.
119 a. nasce o pintor VOLPI. Falece em 28 de maio de 1988. Nasce em 14 de abril de 1896, na cidade de LUCCA, ITÁLIA. Era filho de comerciantes, que imigraram para o BRASIL e se estabeleceram em SÃO PAULO, no bairro do CAMBUCI. VOLPI era um bebê de apenas 18 meses quando aqui chegou. O garoto foi crescendo e apresentava uma nítida vocação para lidar com tintas, especialmente para misturá-las criando inúmeras cores. Aos 16 anos começou a trabalhar como pintor decorador de paredes nos ricos casarões da capital paulistana. Perto dos seus 18 anos, começou a pintar quadros da paisagem rural da cidade de SÃO PAULO. Surgia, então, aquele que, conhecido pela utilização de cores vibrantes, viria a se tornar um dos maiores pintores que nosso país já conheceu. Tudo leva a crer que a primeira pintura de VOLPI foi feita com tinta a óleo sobre a tampa de uma caixa de charutos, depois foi a vez de soltar a imaginação em retratos, casarios e a natureza, simplesmente pelo gosto de pintar, sem seguir nenhum estilo nem ter freqüentado nenhuma escola de arte, uma vez que ALFREDO VOLPI era autodidata.
Sua primeira exposição, que aconteceu em 1925, recebeu várias críticas negativas e rendeu ao pintor a venda de um quadro. Mesmo assim, VOLPI não desistiu do ofício. Três anos depois, o reconhecimento veio em forma de medalha de ouro no SALÃO DE BELAS ARTES MUSE ITALICHE. Em 1934, um grupo de pessoas, de profissões variadas que compartilhavam o amor pela arte, passou a reunir-se em um prédio chamado PALACETE SANTA HELENA, localizado na PRAÇA DA SÉ, em SÃO PAULO. Nesse grupo, que ficou conhecido como GRUPO SANTA HELENA, estava VOLPI, que trocava informações sobre arte, além de usufruir sessões com modelos posando ao vivo.
Embora o SANTA HELENA estivesse um pouco afastado do meio artístico da época, os artistas participaram em outubro de 1936 de uma exposição chamada PEQUENOS QUADROS, atraindo, assim, a atenção de pintores mais experientes e abrindo caminho para o reconhecimento artístico. 
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 14 de abril de 1899: seguram hoje para TAMBAÚ, os doutores JOSÉ PEREIRA DE QUEIROZ e ALFREDO GUEDES, secretário do interior e Agricultura a fim de assistirem à instalação daquele novo município.
A Câmara Municipal de RIO CLARO está resolvida a fazer, por conta própria, a iluminação pública da cidade, à luz elétrica. Essa resolução daquela corporação administrativa não tem apoio da imprensa local que diz que muito dificilmente e com enorme dispêndio para o município, poderá a Câmara realizar o que resolveu.
BRAGANÇA – A CIDADE, em editorial reclama da polícia enérgicas providências, tornando efetiva a disposição da lei contra a vagabundagem, obrigando os ociosos a trabalho.
PIRACICABA – Consta que o senhor doutor DUARTE DE MACEDO pretende não demorar a execução da linha de ferro que, partindo desta cidade irá a LIMEIRA ou SANTA BÁRBARA, conforme concessão da Câmara Municipal.
A opinião pública comenta o ato do governo federal, concedendo licença à canhoneira WILMINGTON para navegar francamente no Rio AMAZONAS. Dizem despachos do RIO que os oficiais daquele vaso de guerra americano estão em estudos que têm desagradado às populações, que se mostram receiosas.
115 a. inauguração da Exposição Universal em PARIS, no dia 14 de abril de 1900.
110 a. da comunicação que as forças russas continuavam a fortificar-se na linha TCHANG-TCHOUN-KIRIN, em 14 de abril de 1905. As tropas inimigas que guarneciam as posições de MADRIKOFF estão em constante contato com as nossas e nessa zona são freqüentes as escaramuças. Assegurava-se que a RÚSSIA elevou a três mil o total da guarnição da ilha SAKBALINE, armando os indivíduos que ali estavam cumprindo pena de deportação, a quem prometeu dinheiro e liberdade, sob condição deles entrarem para as fileiras do exército.
O DAILY CHRONICLE, em telegrama a WASHINGTON, dizia que a comissão da abertura do CANAL DO PANAMÁ decidiu começar imediatamente os trabalhos para aquele fim, resolvendo também contratar quatro mil operários japoneses e chineses.
108 a. um forte terremoto quase destrói toda cidade de ACAPULCO (MÉXICO), em 14 de abril de 1907..
107 a. Parlamento da DINAMARCA aprova o sufrágio universal e o direito ao voto às mulheres, em 14 de abril de 1908.
107 a. nasce o Sr. ANTÔNIO, padrasto da LUCINDA, no dia 14 de abril de 1908. Falece em 7 de fevereiro de 1989.
105 a. polícia expulsou do território português 35 anarquistas catalães que pretendiam embarcar em LISBOA com destino ao BRASIL e REPÚBLICA ARGENTINA, em 14 de abril de 1910. As autoridades estão exercendo rigorosa vigilância na fronteira.
104 a. (NAPOLES) Um gatuno foi surpreendido por uma patrulha quando roubava um rolo de fio telefônico e tentou fugir, desobedecendo à intimação de prisão. Um carabineiro disparou um tiro que o atingiu, matando-o. Publicação de O ESTADO em 14 de abril de 1911.
103 a. nasce o ex–combatente da Revolução de 1932, JORGE RAHAL, em 14 de abril de 1912 e falece no hospital das Clínicas da FMUSP em 17 de março de 2002. Participou do batalhão formado em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Foi ferido em combate nas frentes de PEDERNEIRAS e AMPARO. Internado no Hospital BENTO QUIRINO, em CAMPINAS.
103 a. do naufrágio do TITANIC, em 14 de abril de 1912.
103 a. do SANTOS FUTEBOL CLUBE. Sua criação é de 14 de abril de 1912. Em uma sala, em cima de uma padaria, nascia o clube que transformou o futebol brasileiro e encantou o mundo. Um deles sugeriu “CONCÓRDIA”. Outro falou em “ÁFRICA”. E houve quem quisesse “BRASIL ATLETICO”. Essa foi a primeira divergência entre dirigentes de um clube de futebol que havia sido criado em 14 de abril de 1912, mas que ainda não tinha um nome. Até que um deles, EDMUNDO JORGE DE ARAÚJO, pediu a palavra e foi direto: “SANTOS”, que ganhou o sobrenome de origem inglesa, algo comum para a época, “FOOT-BALL CLUB”. Ninguém ousou discutir e, por unanimidade, todos os participantes da reunião aclamaram que havia acabado de nascer o SANTOS F.C., sonho de três esportistas de uma cidade que já vivia de seu porto. FRANCISCO RAYMUNDO MARQUES, MÁRIO DE CAMPOS e ARGEMIRO DE SOUZA JÚNIOR convocaram a assembléia para fundar o mais novo time de futebol da cidade na sede do Clube CONCÓRDIA, na Rua do Rosário, número 18 (atual Avenida JOÃO PESSOA). Para a honra de ocupar o cargo de primeiro presidente, os fundadores do novo clube indicaram SIZINO PATUSCA, corredor de café e empreendedor da construção da Catedral de SANTOS e do SANTUÁRIO DO VALONGO, igrejas tradicionais de cidade. O SANTOS só realizou o primeiro jogo oficial em setembro daquele ano contra um “xará” o SANTOS ATHLETIC CLUB. Venceu por 3 a 2, no campo da Avenida ANA COSTA. MIÚDO, apelido de ARNALDO SILVEIRA, marcou o primeiro gol da história do clube. A era de ouro do SANTOS é contada a partir da chegada de PELÉ ao clube, depois do Campeonato Paulista de 1956. Mas bem que poderia englobar pelo menos outros dois títulos. Em 1955 e 1956, o SANTOS sagrou-se bicampeão paulista. Nomes como DEL VECCHIO, TITE e PEPE já faziam parte do time da BAIXADA SANTISTA.
102 a. MADRI – Quando regressava da cerimônia de juramento da bandeira, o rei AFFONSO XIII foi vítima de um atentado tendo-lhe um indivíduo desconhecido disparado três tiros de revólver, os quais não atingiram o alvo. O autor do atentado foi preso. Trata-se de RAFAEL SANCHEZ, um espanhol, natural de BARCELONA, de 26 anos de idade. Informaram que SANCHEZ foi expulso á pouco tempo da FRANÇA como anarquista.
101 a. (JUIZ DE FORA) A Empresa Brasileira Auto-Viação, cuja sede é estabelecida no RIO DE JANEIRO, pretende montar nesta cidade uma grande garage para o serviço de transporte de passageiros e cargas. Dentro de poucos dias deverá aqui chegar o primeiro automóvel. A referida empresa tem no RIO DE JANEIRO 120 carros, podendo deste número retirar diversos destes para a garage a ser montada em JUIZ DE FORA. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 14 de abril de 1914).   
  98 a. morre LEJZER L. ZAMENHOF, lingüista russo, criador do esperanto, em 14 de abril de 1917.
  96 a. CATANDUVA. A cidade foi emancipada em 14 de abril de 1919.
  85 a. do suicídio do poeta VLADIMIR MAIAKOVSKI, em 14 de abril de 1930. Nasceu em 7 de julho de 1894.




Vladimir Mayakovsky
(Vladimir Maiakovski e Maiakovski, Baghdadi, Geórgia, 1893 - Moscou, 1930) Poeta Soviético. De origem humilde, sua filiação no Partido Bolchevique causado inúmeros problemas com as autoridades em Moscou, onde sua família havia se mudado. Em 1911 ele se juntou ao primeiro futurista e participou da elaboração do primeiro manifesto futurista russo.

Vladimir Mayakovsky
O seu ódio visceral de universo burguês e seu espírito combativo e revolucionário refletida em suas primeiras obras: A bofetada para o gosto do público e da tragédia Vladimir Mayakovsky (1913). Em 1915 ele publicou um livro de poemas A nuvem de calças e um ano depois, a flauta-espinha . O mesmo ano em que a Revolução Russa são premonições de Man (1917), que colaboraram escrevendo slogans revolucionários.
De 1923 até 1928 ele tentou reunir em torno da revista Lef , que ele fundou, toda a vanguarda artística soviética, apesar de crescentes críticas das propriedades da nova ordem. Exaltação da figura de Lenin é o poema VI Lenin (1923-1924), e os sucessos da URSS são cantados pelo poeta em obras comooutubro (1927) e Bem! (1927).
Ele também criticou a crescente burocracia soviética com comédias como O Percevejo (1929) e do banheiro , que foi precedido em 1922 por O sentado . Problemas políticos e pessoais, agravados pelo fracasso de suas obras, podem ser as razões que explicam o seu suicídio, embora ele logo ser reconhecido pelo seu valor literário como o fundador da poesia soviética.
  84 a. proclamada a Segunda República na ESPANHA e a Constituição de um governo provisório precedido por NICETO ALCALÁ ZAMORA, em 14 de abril de 1931.
  83 a. nasce ANTHONY PERKINS, ator norte-americano, em 14 de abril de 1932.
  80 a. do “DOMINGO NEGRO”, no COLORADO, EUA. Era o dia 14 de abril de 1935, uma manhã comum, mas que prenunciava a chegada de algo diferente. Os dias no COLORADO seguiam todos iguais, com as pessoas acordando cedo para trabalhar nas suas roças. No entanto, aquele dia seria diferente e marcaria para sempre as suas histórias de vida. A calmaria foi interrompida por uma chuva de poeira, que atacou a região das grandes planícies dos EUA, varrendo uma enorme extensão de terra. Ela começou no COLORADO, atravessou o KANSAS e chegou a OKLAHOMA. Uma imensa tempestade de areia com ventos de mais de 90 km/h tomou a paisagem e cegou os moradores. A fúria dos ventos fazia os grãos rodopiarem no ar. Tudo foi destruído de plantações a alimentos, e a região mergulhou na completa escuridão.
  79 a. da inauguração da BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL MONTEIRO LOBATO. Ela nasceu em uma casinha da Rua MAJOR SERTÓRIO, na VILA BUARQUE, em 14 de abril de 1936. No NATAL de 1950, passou a ocupar o prédio atual, na vizinha Rua GENERAL JARDIM. Cinco anos depois, recebeu o nome do escritor. Duas curiosidades do acervo: em 1958, a família de LOBATO doou 4.500 objetos pessoais, móveis e documentos que pertenceram ao criador do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO. Entre os 1.200 livros, há raridades como a primeira edição de FÁBULAS, de 1922. Ali também se encontra a aquarela da FAZENDA BUQUIRA, pintada em 1912. Após herdá-la de seu avô, o VISCONDE DE TREMEMBÉ, MONTEIRO LOBATO morou nessa fazenda entre 1911 e 1917. É a mais antiga do gênero em funcionamento no País. 
  76 a. do MAPPIN, na Praça RAMOS DE AZEVEDO. A elegante MAPPIN STORES instalou-se em 14 de abril de 1939, filial de uma das mais conhecidas lojas de departamentos da INGLATERRA. O prédio não foi o primeiro endereço da loja. Quando chegou ao BRASIL, em 1913, a rede inglesa abriu suas portas na Rua XV DE NOVEMBRO. Anos depois, mudou-se para a PRAÇA PATRIARCA de onde, em 1939, saia com destino à PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO, um dos endereços mais chiques da Capital. Nas prateleiras, a elite encontrava artigos importados da EUROPA. Vendia-se de tudo, de porcelana a calçados. No quarto andar, o salão de chá era freqüentado por mulheres, homens de negócios e artistas. Eram 1.700 xícaras servidas diariamente. Em 1950, o controle acionário da empresa foi vendido ao advogado ALBERTO ALVES FILHO. Sob seu comando, a rede mudou de perfil e abriu as portas ao grande público. A primeira promoção foi a de aparelhos de TV da marca americana ADMIRAL, que atraiu milhares de interessados. Em 1982, ALBERTO morreu. Quatorze anos depois, sua viúva, SÔNIA COSETTE DOMIT ALVES, desfez-se do negócio, vendendo a rede para RICARDO MANSUR. O empresário investiu pesado na expansão. Anos depois, o rei do varejo, como MANSUR ficou conhecido, adquiriu a MESBLA e o BANCO CREFISUL. Mas a má gestão gerou uma dívida de 1,1 bilhão de reais. Em 29 de julho de 1999, foi decretada a falência do MAPPIN. O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR arrendou duas lojas, a da PRAÇA RAMOS e a do ITAIM, reabrindo-as meses depois sob o nome de EXTRA/MAPPIN (27 de novembro de 1999).
  75 a. nasce JULIE CHRISTIE, atriz britânica, em 14 de abril de 1940.
  73 a. nasce o Cel. PM Ref. ARIOVALDO BONJORNO em 14 de abril de 1942.
  70 a. da TOMADA DE MONTESI, episódio da 2a. Grande Guerra, em 14 de abril de 1945.
  68 a. transatlântico britânico QUEEN ELIZABETH naufraga próximo à costa de SOUTHAMPTON, em 14 de abril de 1947.
       a. de   Dona CLEONICE, esposa do Cel. GUNTHER ALFANO CLAUSSEN, meu ex-comandante do CPAM-1.
  56 a. cápsula instrumental do satélite científico DISCOVER 11 se desintegra na atmosfera, em 14 de abril de 1959.
  51 a. das anotações feitas em 14 de abril de 1964 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 10º - DIA 280º - 5 anos e 314 dias na FORÇA PÚBLICA – 221 dias como ASPIRANTE – 208 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O BATALHÃO DE GUARDAS treina durante toda a manhã para o desfile de 21 do corrente. Isto faz com que nenhum amanuense fique na Secretaria, atrasando-se o serviço da repartição. Apenas posso contar com o correspondente e o Arquivista Geral.
Recebo a visita do SOLDADO FLORISBELO FURTADO DA ROSA que quer ser transferido da 1ª Companhia Independente – em MOGI DAS CRUZES, para o Serviço de Saúde. Levo-o até o SS onde converso com o TENENTE-CORONEL Médico Doutor GUARNIERI para interceder a favor da praça que conheço já há muito tempo, na cidade de POÁ.
Meu pai telefona para o quartel. Quer saber de notícias e parte hoje para SANTOS, com minha mãe. Vão visitar parentes na cidade praiana.
Após um trabalho estafante como secretário, vou até à Rua WENCESLAU BRÁS acabar de pagar o terreno da VILA ROMANO. Logo passarei a tratar da escritura. Na alfaiataria INDEPENDÊNCIA mando fazer um terno.
Dou aula das 16 às 17:30 horas para os soldados que querem prestar o concurso para Sargento Escrevente em agosto.
Às 18:05 horas embarco para meu lar. Sinto-me cansado. Apenas assisto REPÓRTER ESSO e a novela ALMA CIGANA.   
  50 a. dos assuntos registrados em 14 de abril de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 10º - DIA 279º - 6 anos e 314 dias na FORÇA PÚBLICA - 326 dias como 2º TENENTE - 573 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Essa semana não me apresenta nada no BATALHÃO DE GUARDAS visto a situação em que me encontro. Nos dias 15 e 16 não haverá expediente no quartel por serem dias santos. Nestas condições a FIF não apresenta quase nada de anormal, mesmo porque o TENENTE GERSON está me substituindo.
Uso a manhã da quarta-feira para colocar este diário em dia, coisa que vou conseguir quando já são 12 horas.
Após o almoço, saio com MARIA. Vamos até o TUCURUVI pagar as últimas mensalidades de dois carnês do "BAÚ DA FELICIDADE". Como os jogos de panelas e pratarias já se encontram à nossa disposição, tomamos um táxi e os trouxemos para casa. Esses dois jogos foram pagos em doze meses e foi uma surpresa podermos trazê-los para casa hoje.
Em casa, quando chegamos, vamos ter uma outra surpresa. Visita-nos a irmã da MARIA, a ROSA.
Veio ela até o Ambulatório da CRUZ AZUL tratar de sua perna esquerda toda arroxeada. O seu marido, SOLDADO WÁLTER LEME, jogou-lhe uma garrafa na perna causando o rompimento interno de uma veia e deixando sua mulher em estado lastimável.
A ROSA permanece em casa, pois se sente cansada e desanimada. Aqui se desabafa conosco, contando coisas de arrepiar os cabelos.
Seu marido continua lhe impondo maus tratos, muito embora ela esteja para ter o quinto filho do casal neste mês ou em maio.
O WÁLTER não tem amor em sua prole. Arrumou uma amiga, NAIR, que morava perto de sua casa e, apesar dela ser uma vagabunda, amante do CABO ANTENOR, ele a sustenta e com ela tem também uma filha. Atualmente a levou para morar no RANCHO GRANDE.
Esse soldado não quer mais nada com a FORÇA PÚBLICA, cometendo uma série de faltas e, se não me engano, qualquer dia abandonará sua mulher com as cinco crianças.
A ROSA sente-se desesperada. Já não sabe mais o que fazer. Nota-se que sua situação é por demais crítica.
Hoje ela pernoita em casa, pois seu estado de saúde não permite seu retorno para POÁ.
À noite, assistimos televisão: Novelas A INDOMÁVEL (último capítulo) - O CARA SUJA - O DIREITO DE NASCER.
No canal 7 assistimos GRANDE SHOW RIVO. 
  50 a. ESTADOS UNIDOS lançam bombas no VIETNÃ DO NORTE, causando um número indeterminado de vítimas civis, em 14 de abril de 1965.
  45 a. publicação da LEI DE MINAS, por uma Junta Militar no PERU, encabeçada por JUAN VELASCO ALVARADO, em 14 de abril de 1970. Faz parte das reformas econômicas desenvolvidas pelo governo.
  44 a. OEA celebra sua Assembléia Geral em SÃO JOSÉ DA COSTA RICA em 14 de abril de 1971.
  40 a. do lançamento de “GABRIELA”, em 14 de abril de 1975. Adaptação de WÁLTER GEORGE DURST para o romance “GABRIELA, CRAVO E CANELA”, de JORGE AMADO. Contava o apaixonado romance entre a belíssima morena interpretada por SÔNIA BRAGA, e o turco NACIB (ARMANDO BÓGUS). Outros destaques eram os personagens MARIA MACHADÃO (ELOÍSA MAFALDA), dona do bordel BATACLAN, a revolucionária MALVINA (ELIZABETH SAVALLA) e MUNDINHO FALCÃO (JOSÉ WILKER). Essa novela terminou em 24 de outubro de 1975.          
  36 a. das anotações de 14 de abril de 1979: neste sábado de PÁSCOA começo a ler AO PRAZER DE DEUS, de JEAN D´ORMESSON.
Estão em casa o JOSÉ CARLOS e o AMÉRICO. O JOSÉ CARLOS, filho de dona ESMERALDA, sobrinho da LUCINDA, dormiu aqui depois de ter brigado com a sua namorada.
Mais tarde vêm nos visitar dona ESMERALDA e JOSÉ THOMAZ. Trazem a MARLENE que ficou dois dias na casa deles.
Saímos à tarde para uma ida até à casa da Avenida QUATRO BARRAS.
Pela televisão vejo as reportagens sobre os guerrilheiros sandinistas, esmagados em ESTELI por tropas do governo nicaragüense.
UGANDA: o governador LULE acusa soldados de IDI AMIN de terem matado prisioneiros com bombas.
Hoje, à meia noite o PAPA JOÃO PAULO II rezará a missa da PÁSCOA na BASÍLICA DE SÃO PEDRO. 
O padrasto da LUCINDA, Senhor ANTÔNIO, foi registrado no dia 17 de abril de 1908, mas diz ele que nasceu no dia 14. Portanto, está completando 71 anos.
  33 a. nasce CAROLINE PAOLA OLIVEIRA DA SILVA, no bairro da PENHA, (onde foi criada), em SÃO PAULO, no dia 14 de abril de 1982. Descendente de italianos e espanhóis, é filha do PM Ref JOSÉ EVERALDO DA SILVA. Começou a trabalhar como modelo aos 17 anos. Fez cursos de interpretação no Teatro Escola MACUNAÍMA e na Escola de Atores WOLF MAYA. Estreou na tv como STELA, personagem da novela “METAMORPHOSES” (2004), da RECORD. Depois fez testes para produções na GLOBO, como “MALHAÇÃO”. O primeiro papel na GLOBO foi a GIOVANA, de “BELÍSSIMA” (2006); a espevitada GIOVANA revelou PAOLA para o BRASIL e traz doces recordações: “o que mais tinha em comum com a GIOVANA era a molecagem, ela brigava, batia a porta. Eu também surto quando acho que é necessário”. Em 2007, dá vida à primeira protagonista, SÔNIA, a mocinha de “O PROFETA”, novela que começou na GLOBO em outubro de 2006.
  33 a. termina a guerra pelas ILHAS MALVINAS, que seguem em poder da GRÃ-BRETANHA, vencedora na disputa com a ARGENTINA, em 14 de abril de 1982.
  31 a. falece o GENERAL EB EDNARDO D'ÁVILA MELO, em 14 de abril de 1984.
  30 a. ALIANÇA POPULAR REVOLUCIONÁRIA AMERICANA (PARA) ganha as eleições presidenciais e legislativas no PERU, em 14 de abril de 1985. ALAN GARCÍA é o novo presidente.
  29 a. falece SIMONE DE BEAUVOIR, escritora francesa, em 14 de abril de 1986.
  28 a. das anotações em 14 de abril de 1987: esta terça-feira nos proporciona uma manhã diferente. Logo cedo toda a tropa do 2º BPChq se faz presente para uma revista geral. Depois irá participar de um reconhecimento por parte de algumas pessoas que se dizem vítimas de agressões na Ocorrência de LEME (12 de julho de 1986). Acontece que recebemos ordem para deslocar uma companhia para o CPAM-4. Parte para essa missão o CAPITÃO PM NÉDSON. Ainda é o problema dos SEM TERRA. Depois das 10 horas chegam: TENENTE-CORONEL PM MENDES (respondendo pelo Comando do Policiamento de Choque), CORONEL PM SANTORO (Encarregado do IPM), TENENTE PM MONDIN (escrivão do IPM), MANOEL CARDOSO NETO (Delegado Encarregado do Inquérito Policial), FRANCISCO MÁRIO VIOTTI BERNARDES (Promotor), LUIZ JOSÉ BUENO DE AGUIAR (Advogado), LUIZ CARLOS BRAGA (Inspetor de Polícia) e as vítimas PAULO HONÓRIO PEREIRA, VIRGÍNIA APARECIDA ANDRÉ e JOSÉ CARLOS AMBRÓSIO. Uma Companhia do 3º BPChq também forma no pátio do meu Batalhão para esse reconhecimento.
O trabalho vai até o meio dia. A tropa é dispensada. Os autos são datilografados no período da tarde.
CABO PM PICIRILLO leva a LUCINDA até a casa de dona ESMERALDA. Também leva o Ofício convidando MARA BORGATTO para receber o diploma de AMIGA DO BATALHÃO.
MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO não mais será transferido para o 16º BPMM. Hoje, o MAJOR PM GALVÃO passou pelo 2º BPChq e disse que não irá sair dessa Unidade.
A advogada MARA BORGATTO manda-me entregar a CARTA DE SENTENÇA de meu divorcio.
O assaltante LEONIL DIAS DE OLIVEIRA faz greve de fome em protesto contra a prisão de sua mulher.
O último fusca produzido no BRASIL foi leiloado pela LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA.
A Polícia Militar, na Semana Santa, testará um novo helicóptero (ROBINSON R-22) no complexo rodoviário ANHANGUERA – BANDEIRANTES. Hoje cumprimentamos Dona CLEONICE, esposa do CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN, que está aniversariando.    
  28 a. URSS reata as negociações com a CHINA para normalizar suas relações, em 14 de abril de 1987.
  27 a. ministros do Exterior afegão, paquistanês, soviético e norte-americano firmam, em GENEBRA, um acordo para solucionar o conflito no AFEGANISTÃO, junto ao secretário geral da ONU, em 14 de abril de 1988.
  27 a. O PAPA JOÃO PAULO II se opõe à chamada eutanásia neonatal, em 14 de abril de 1988.
  26 a. da morte do filólogo mineiro CELSO FERREIRA DA CUNHA, no dia 14 de abril de 1989.
  25 a. da visita ao CLUBE DE CAMPO DE RIBEIRÃO PIRES, pertencente ao CLUBE DOS OFICIAIS DA PMESP, em 14 de abril de 1990.
  23 a. uma viagem experimental do trem de alta velocidade (AVE) entre MADRI e SEVILHA, no dia 14 de abril de 1992, sendo o mais rápido e moderno dos trens que circulam na ESPANHA.
  22 a. falece o escritor WALLACE STEGNER, em 14 de abril de 1993.
  21 a. do trágico incidente de aviação no IRAQUE. Caças F-15 dos EUA abateram por engano dois helicópteros norte-americanos BLACKHAWK sobre a zona de exclusão aérea, no norte de BAGDÁ, em 14 de abril de 1994. Vinte e dois soldados morreram: os doze tripulantes dos dois aparelhos (entre eles os oficiais da INGLATERRA, TURQUIA e FRANÇA. Esses países protegiam a minoria curda contra SADDAM HUSSEIN ao norte do paralelo 36, desde o fim da GUERRA DO GOLFO, sob mandato da ONU.   
  20 a. falece o ator americano BURL IVENS, em 14 de abril de 1995.
  20 a. inauguração do Monumento ALLA LIBERTÁ, em MONTESE, ITÁLIA, esculpido pelo artista ITALO BORTOLOTTI, homenageando os soldados brasileiros por ocasião dos festejos dos 50 anos de libertação da cidade, em 14 de abril de 1995.
  19 a. falece dona ALZIRA, filha do falecido Senhor ANTÔNIO, padrasto da LUCINDA, em 14 de abril de 1996.
  18 a. das seguintes anotações feitas em 14 de abril de 1997: esta segunda-feira nos presenteia com uma manhã fria. Aos poucos a temperatura sobe e, às 10:30 horas, quando o EXPRESSO BRASILEIRO atinge o CENTER NORTE o termômetro digital marca 20 graus. Na AORPM fico sabendo que CARBAIA, ALZENIR, ELÁDIO e ALEMÃO foram para a Rua 24 de maio. Fazem uma palestra desde 8 horas. CRISTIANO vai falar sobre violência no Centro Odontológico. Os jornais dão um pouco de sossego para a Polícia Militar. Mesmo assim trazem reportagens sobre o confronto que haverá amanhã entre os coronéis KOJI YAMAGUITA e CARLOS ALBERTO DA COSTA acerca da famigerada fita de vídeo da FAVELA NAVAL. Também há críticas sobre os altos salários dos juízes do Tribunal de Justiça Militar. Encontro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC um CORONEL ARY CANAVÓ atribulado com o seu envolvimento em torno da campanha contra a venda da VALE DO RIO DOCE. Deverá embarcar para o RIO DE JANEIRO ainda hoje.
O CAPITÃO PM Farm EDUARDO JOSEPH SAYEGH visita-nos. Ele está incumbido de estudar a melhor forma de combater os cupins que invadiram o Monumento Mausoléu. Quer ver as plantas do Monumento e os estudos efetuados por firmas contra os insetos. Recebo a visita do CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. Quer dois capacetes da Revolução de 32 para presentear o GRÃO MESTRE da Maçonaria Brasileira, um coronel da PM do RIO.
A presença de trabalhadores rurais SEM TERRA, aliada às manifestações programadas pela CUT, transformarão a capital do País numa cidade de protestos durante esta semana. O governo do DISTRITO FEDERAL já pensa em decretar ponto facultativo no dia 17, data onde os protestos atingirão sua intensidade máxima. A CUT faz a Marcha dos Desempregados, aproveitando a Marcha dos SEM-TERRA. Amanhã começarão a ser montados os acampamentos. Partida de três pontos: SÃO PAULO, GOVERNADOR VALADARES (MG) e RONDONÓPOLIS (MT) – milhares de pessoas atingirão BRASÍLIA na quinta-feira, dia 17. É também quando se comemorará o primeiro aniversário do MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS.
MURICY RAMALHO não é mais técnico do SÃO PAULO. Depois dos maus resultados nas últimas rodadas e do sofrido empate com o GUARANI – 3 a 3 – no domingo, no MORUMBI, os dirigentes optaram pela saída do treinador. O ex-zagueiro e técnico dos juniores, DARIO PEREYRA, assume o cargo interinamente.
JÚNIOR é o quinto técnico demitido pelo presidente do FLAMENGO, KLÉBER LEITE, em pouco mais de dois anos de mandato. Depois do empate com o MADUREIRA, pelo Campeonato Carioca – 1 a 1 – a Diretoria resolveu mudar o técnico.
O deputado federal HÉLIO BICUDO e o deputado estadual RUI FALCÃO, ambos do PT, pedem urgência para votação de mudanças na Justiça Militar. Por meio de emendas constitucionais, projetos de lei e muita discussão, eles tentam driblar os mecanismos legais que protegem os policiais militares da Justiça Comum. RUI FALCÃO diz que a atual Justiça Militar compromete a imparcialidade do julgamento por prever reformulações corporativistas. Na esfera federal, o deputado HÉLIO BICUDO quer rapidez no trâmite do projeto de lei segundo o qual os crimes cometidos por policiais militares durante o policiamento devem ser julgados pela Justiça Comum. Desta forma, apenas os “crimes de caserna”, como insubordinação, indisciplina e outros não previstos no Código Penal, seriam de competência da Justiça Militar. Em paralelo, HÉLIO BICUDO pretende discutir emenda à Constituição que “desmilitariza” a Polícia Militar. O alto salário dos juizes-coronéis do Tribunal de Justiça Militar, que chega a 28 mil reais, é considerado como mais um aspecto discriminatório da Justiça Militar.
O juiz RONALDO JOÃO ROTH, da 1ª Auditoria do Tribunal de Justiça Militar, vai protocolar amanhã um ofício ao Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo. No documento, ele responsabiliza a promotora pública STELLA RENATA JULMANN VIEIRA DE SOUZA de ter em sua posse, irregularmente, 258 processos da Justiça Militar, onde ela trabalhou até dezembro de 1996. Segundo o ofício do juiz, alguns processos estão há mais de dois anos em poder de STELLA KULMANN, o que pode beneficiar infratores.
SERGI BRUGUERA e MICHAEL STICH foram os primeiros “peixões” a serem eliminados do ATP TOUR DE BARCELONA, hoje, na primeira rodada. O espanhol BRUGUERA, 21º do mundo, perdeu para o alemão MARC KEVIN GOELLNER. STICH, alemão 31º na ATP, caiu diante do austríaco GILBERT SCHALLER.         
  17 a. da operação nos intestinos, sofrida pelo meu primo MOACYR LOPES, filho do falecido tio AFFONSO e tia COTA. A operação realizou-se no dia 14 de abril de 1998. Outras anotações nesta data: na AORPM, o prédio da futura sede está em fase de acabamento Converso com o Secretário Geral, TENENTE-CORONEL PM REZENDE, com o CAPITÃO PM Res CONCEIÇÃO e TENENTES PM CORNÉLIO MUDO, PRETENDENTE, FONSECA e SILVINO FIORIO NETO. Estudamos detalhes do filme “A COLÔNIA! Que serve para estabelecer linhas de comparação para metodologia de criminosos. CARMELO e ALZENIR vão dar aula na Escola Paulista de Medicina. No MMDC, o CORONEL CANAVÓ chega eufórico porque um general americano se manifestou, através Internet, dos reais interesses dos EUA na AMAZÔNIA. Um dos artigos do CANAVÓ contra o governo foi publicado hoje no jornal TRIBUNA DA IMPRENSA. Enquanto ele cuida do “sentimento nacional”, a Sociedade vai naufragando. Os dias passam e a situação financeira vai se complicando. O CORONEL CANAVÓ fala que irá procurar pessoas influentes que possam ajudar o MMDC. Telefona-nos o veterano THEOBALDO LEITÃO. Quer saber notícias de dona MARIA. Apenas temos conhecimento que ela se recupera da operação num Convento no litoral. Recebemos a visita do 1º TENENTE PM ALEXANDER. Deveria ser empossado conselheiro numa reunião do Conselho Supremo marcada para hoje. Nessa reunião, os conselheiros iriam escolher o nome do novo Presidente da Diretoria Executiva. Acontece que o CORONEL ARY CANAVÓ fez abortar essa reunião ao querer permanecer na presidência por mais um ano. Com isso, se não arrumar dinheiro para o MMDC, ele enterrará de vez a Sociedade. Suas idéias estão voltadas para a “guerra” contra FHC e não consegue dirigir os destinos do MMDC. Apenas fez da sede da Sociedade seu escritório para contatos com simpatizantes do Movimento Nativista. Regressando a GUARULHOS, encontro LUCINDA se queixando de dores reumáticas pelo corpo todo. Começa a tomar novamente o remédio BESEROL Conta que o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA levou um tombo na laje de casa. Ele pisou num lugar onde pensava estar uma telha. MARLENE compara o JCS ao “ratinho” da propaganda da FOLHA DE SÃO PAULO. Vou até a casa de tia COTA. LUCINDA não me acompanha porque cuida da janta. Minha mãe, no domingo, encarregou-me de entregar lembranças da páscoa para sua irmã. Encontro minha prima CARMINHA tomando conta da mãe que se sente mal após ingerir remédios novos receitados pelo médico. Tia COTA irá completar 92 anos em 21 de junho. Estou lendo VIVA O POVO BRASILEIRO, de JOÃO UBALDO RIBEIRO.
BOECHAT, GENERAL AMERICANO DEFENDE INTERVENÇÃO MILITAR NA AMAZÔNIA. RIO, 14 – Uma platéia de professores do Instituto de Tecnologia de MASSACHUSETS (MIT) testemunhou na quinta-feira passada, um momento histórico: pela primeira vez em público a INTERVENÇÃO MILITAR AMERICANA na AMAZÔNIA. A iniciativa foi do GENERAL PATRICK HUGHES, Chefe do Órgão Central de Informações da Forças Armadas americanas. Ele fez uma palestra no MIT sobre as ameaças potenciais para os ESTADOS UNIDOS nos próximos vinte anos. De acordo com o GENERAL HUGHES, as ameaças são o narcotráfico, o terrorismo, a falta de matérias-primas e os abalos no meio ambiente. Neste último item, o chefe da agência de informações militar americana disse que se o BRASIL resolver fazer uso da AMAZÔNIA de forma prejudicial ao meio ambiente dos ESTADOS UNIDOS, os EUA devem estar pronto a interromper este processo imediatamente. BOECHAT frisou que a ameaça de atuação militar não foi citada pelo general americano para enfrentar as outras ameaças. 
  16 a. da viagem de ALZENIR para a BAHIA, em 14 de abril de 1999, a fim de visitar seu pai, internado numa UTI. Posteriormente, ALZENIR foi trabalhar em ARACAJU (SE). Ali, não foi feliz no emprego, tendo retornado para SÃO PAULO. Depois ALZENIR residiu na BAHIA. Comprou uma casa em SERGIPE e lá foi morar. É mãe da pequena VITÓRIA. Depois nasceram mais dois filhos.
Nesta quarta-feira, continuo com o tratamento dos dentes no Centro Odontológico da PM. Desloco-me para SÃO PAULO no MONZA do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, quando às 5:40 horas, ele vai para o CSM/AM. Às 7:30 horas, com os TENENTES PM Dent SESMA (prótese) e FACCI (periodontia) começo com o sofrimento. A TENENTE PM Dent FACCI corta um “colarinho” da gengiva, criado depois da operação de 1º de abril, por causa da ponte móvel. Há recessidade de se readaptar essa ponte para aplicação do cimento cirúrgico na gengiva. O retorno à periodontia e prótese fica marcado para 22 de abril.
Passo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Não encontro o CORONEL PM LEMES. Deixo um recado para ele examinar um documento onde o CORONEL CANAVÓ quer indicar nomes para o CONSELHO SUPREMO na reunião de 28 de abril.
ALZENIR está se despedindo dos companheiros das aulas durante quatro anos. Viajará hoje para ITABAIANA, onde fará uma readaptação para um emprego em ARACAJU. LUZ, já nosso conhecido, ocupará o seu lugar.
O CORONEL CANAVÓ fica desesperado quando é informado por mim que no dia 28 de abril somente haverá a eleição, não podendo encaixar determinadas coisas que ele deseja numa manobra para, na última hora, candidatar-se à reeleição. Saio às 15:30 horas e, já em GUARULHOS, recebo um telefonema do CORONEL PM LEMES. O CORONEL CANAVÓ ligou para ele e quer forçar a tal indicação de conselheiros. Como o CORONEL PM LEMES ainda não falou com o Comandante Geral, ganha tempo até amanhã. Fico sabendo pelo CORONEL PM LEMES que o CORONEL PM RUI CÉSAR MELO foi no enterro do Comandante do 18º BPMI, PRESIDENTE PRUDENTE, TENENTE-CORONEL PM JOÃO VALENTE, vítima de um infarto fulminante. O TENENTE-CORONEL PM JOÃO VALENTE nasceu em 8 de janeiro de 1948. Ingressou na PMESP em 13 de fevereiro de 1970. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 19 de maio de 1973. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1973; 1º TENENTE – 25 de janeiro de 1979; CAPITÃO – 25 de agosto de 1984; MAJOR – 25 de agosto de 1991; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1995.
Hoje, encontrei na PRAÇA JOÃO MENDES o tenente do PARANÁ (SÃO LOURENÇO), cujo nome não me recordo, mas que participou de uma palestra que eu dei na RECORD.
GERALDO FARIA MARCONDES adquiriu da BRASTEMP uma geladeira com defeito e quer trocá-la. Pediu o meu auxílio e tentei encontrar hoje o promotor de Jusitça MARCO ANTÔNIO ZANELATO, que trabalha na Defesa do Consumidor. Cheguei a ir à Promotoria Pública, na Avenida da LIBERDADE, Nº 190, mas o ZENELATO (antigo tenente do choque) estava em audiência.
Assisto nesta noite: PALMEIRAS x VASCO, pela TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA, no PARQUE ANTÁRTICA. O goleiro CARLOS GERMANO, do VASCO, garante o empate de 1 a 1. Os gols foram marcados por OSÉAS e GUILHERME. O PALMEIRAS precisa ganhar o jogo de SÃO JANUÁRIO para não ser eliminado da LIBERTADORES.
O CORINTHIANS superou as dificuldades de jogar em COCHABAMBA, a 2570 metros acima do nível do mar, e arrancou um ótimo empate de 1 a 1 com o JORGE WILSTERMAN, nesta noite, pela LIBERTADORE.
O SÃO PAULO, que vinha embalado pela bela campanha no PAULISTA, decepcionou a pequena torcida que foi nesta noite ao MORUMBI. Embaixo de chuva, que encharcou o gramado, ficou no 1 a 1 com o BOTAFOGO-RJ, no primeiro confronto das oitavas de final da COPA DO BRASIL. Agora, na partida de volta, dia 28, o SÃO PAULO precisa vencer ou empatar no mínimo por 2 a 2 para não ser eliminado.
Um temporal de granizo castigou a cidade de SÃO PAULO no final da tarde, com queda da energia elétrica e de árvores, principalmente no MORUMBI. O túnel do ANHANGABAÚ foi interditado. O aeroporto de CONGONHAS fechou por mais de uma hora. A CET registrou 153 quilômetros de congestionamento.
Ao menos 72 civis e três militares das forças sérvias morreram em ataque da OTAN contra dois comboios de refugiados em KOSOVO. Mais de 25 pessoas ficaram feridas.
Nesta noite, por volta das 23 horas, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR recebe um telefonema da sua noiva, FÁTIMA, pedindo para levar seu tio ao pronto socorro. Ele está muito fraco e sofre uma crise de diabetes. Há alguns dias atrás, o JOÃO já correra com o tio da FÁTIMA pelo mesmo motivo.
Começou hoje a 37ª Assembléia da CNBB. Vai até 23 de abril. Elegerá uma nova diretoria. Concorrem dom JAYME CHEMELLO, de PELOTAS (RS), atual presidente, e dom CLÁUDIO HUMMES, de SÃO PAULO. Poderá também aparecer um terceiro candidato, dom LUCIANO MENDES DE ALMEIDA.           
  15 a. da inauguração do HOSPITAL GERAL DE GUARULHOS, no PARQUE CECAP - na Alameda dos Lírios, 200, no dia 14 de abril de 2000.
  15 a. da condenação do ex-PM OTÁVIO LOURENÇO GAMBRA, mais conhecido pela alcunha de RAMBO, em 14 de abril de 2000. A pena foi de 46 anos, 3 meses e 10 dias, em regime fechado e mais 1 ano em semi-aberto pela morte do conferente MÁRIO JOSÉ JOSINO e pela tentativa de homicídio de mais duas pessoas durante "blitz" na FAVELA NAVAL, em DIADEMA, em 7 de março de 1997.
  15 a. do desligamento do delegado de polícia ROMEU TUMA JÚNIOR da FORÇA TAREFA que investigava a MÁFIA DOS FISCAIS. O afastamento foi decidido em uma reunião convocada pelo diretor-geral da Polícia Civil, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO, com a presença do diretor do Departamento de Investigações, delegado JORGE MIGUEL, no dia 14 de abril de 2000.
  15 a. da invasão do Hospital JARDIM JACIRA, em ITAPECERICA, por encapuzados que deram nove tiros em JÚLIO ALVES, que estava sendo operado. Ele tinha tomado cinqüenta facadas de desconhecidos. Os médicos e 40 pessoas que aguardavam atendimento, na hora dos tiros, entraram em pânico. A ocorrência foi em 14 de abril de 2000.

ACONTECEU EM 14 DE ABRIL DE 2001 : -  SÁBADO DE ALELUIA
A partir das 8 horas, pela GLOBO, assisto os treinos oficiais em IMOLA, na definição do GRID DE LARGADA para o GP DE Fórmula 1 de SAN MARINO. Durante uma boa parte do treino o alemão MICHAEL SCHUMACHER ocupa a primeira colocação. No entanto MIKA HAKKINEN faz o melhor tempo nos minutos finais do treino. Restando menos de 3 minutos, COULTHARD consegue a POLE POSITION. MIKA HAKKINEN fica em segundo. Uma surpresa: RALF SCHUMACHER em terceiro. MICHAEL SCHUMACHER fica apenas com o quarto tempo. ARNO TRULLI sairá em quinto, com RUBENS BARRICHELLO em sexto, MONTOYA em sétimo e PANIS em oitavo.

A tradicional malhação do JUDAS na Rua do LAVAPÉS, no CAMBUCI, na região central de SÃO PAULO, está a cada ano perdendo seu charme e sua força. Ao contrário de anos não muito distantes, hoje a malhação concentrou pouco mais de 100 pessoas e teve quatro bonecos, dos quais três muito malfeitos e apenas um construído para ser um protesto político: o boneco “FERNANDO HENRIQUE CARDOSO”. Os moradores mais antigos do bairro, que participam da malhação há décadas, dizem que a bagunça e a violência vistas nas últimas festas fez os moradores dos bairros da região desistirem de participar.  

O SÃO PAULO virou JUDAS neste sábado de aleluia e foi malhado pelo UNIÃO AGRÍCOLA BARBARENSE, em SANTA BÁRBARA D´OESTE. Depois de abrir 2 a 0 em dois minutos de jogo, a equipe voltou a ser vítima da síndrome das viradas, permitindo a reação do adversário, que fez 3 a2 a inda no primeiro tempo. Foi a terceira derrota consecutiva do TRICOLOR, que vê ainda mais ameaçada sua classificação às finais do Campeonato Paulista.
O PALMEIRAS ressuscitou na reta final e venceu a PORTUGUESA SANTISTA por 2 a 1 no alçapão do Estádio ULRICO MURSA.

Na TV, vejo o assassinato do empresário CLÁUDIO LINS, de 57 anos, morto pelo seu ex-caseiro após uma discussão. Foi morto a tiros após uma briga com PAULO MANOEL SOARES, de 41 anos, seu ex-caseiro, na noite da sexta-feira santa. CLÁUDIO LINS devia salários do empregado. Marido da socialite MADELEINE SAADE, CLÁUDIO foi assassinado nos jardins da casa do empresário ANTENOR BARBOSA LIMA, na PRAIA DA FERRADURA, onde participara de um almoço, que se estendeu até o fim do dia. O crime ocorreu às 18:50 horas. Durante a briga, o caseiro levou um tiro na mandíbula e a bala acabou se alojando na nuca.
Segundo ELIANA AMORIM, mulher do caseiro, o marido e CLÁUDIO LINS já haviam discutido na sexta-feira à tarde por causa do atraso dos salários. CLÁUDIO, que também tem casa no balneário, prometeu pagá-los na tarde e marcou um encontro com os empregados às 15 horas, na casa do empresário ANTENOR FERREIRA LIMA, onde almoço com amigos. ELIANA disse que se sentiu mal e não pode ir ao encontro.
“O CLÁUDIO era uma pessoa violenta, andava sempre armado e já havia me ameaçado de morte quando reclamamos outras vezes dos salários atrasados”, contou ELIANA. O caseiro foi internado no Posto de Emergência de MANGUINHOS, também em BÚZIOS, e foi transferido nesta tarde em uma ambulância da prefeitura para o Hospital SOUZA AGUIAR, no centro, onde será submetido a uma cirurgia para a retirada do projétil. O delegdo da 126ª DP (CABO FRIO), RENATO NUNES, pretende aguardar o restabelecimento de PAULO, que foi autuado por homicídio, para tomar seu depoimento. Ele admite que o caseiro pode ter cometido o crime em legítima defesa.  

UMA QUADRILHA invadiu o CADEIÃO 3 de PINHEIROS, na Zona Oeste, e resgatou  120  presos. Policiais compararam a fuga com a saída de uma torcida de futebol do estádio em dia de clássico. Alguns dos detentos chegaram a assaltar motoristas para escapar em seus carros. Os bandidos de 15 a 20 homens, estavam disfarçados com uniformes do Grupo de Operações Especiais da Policia Civil (GOE), conseguiram entrar no presidio, cruzar cinco portões de ferro e abrir todas as celas. Com a chegada da policia, se evitou a fuga de todos os 825 presidiários.

FALECEU NO RIO O ATOR MOACYR DERIQUÉM, aos 75 anos. Ele passou mal na casa dele, em COPACABANA, onde residia sozinho. Os vizinhos estranharam o ator não ter apanhado os jornais e decidiram chamar um chaveiro para arrombar a porta. O médico da família esteve no local e informou que MOACYR foi vitima de mal súbito. Há 10 dias, ele já tinha passado mal e chegou a desmaiar. DERIQUÉM foi ator e diretor de novelas da Rede Globo de Televisão. Entre as principais telenovelas que participou estão CASARÃO e CAMBALACHO.

CHACINA EM UBATUBA:- SETE JOVENS SÃO EXECUTADOS EM CASA DE PRAIA. As vitimas, com idades entre 17 e 28 anos, moravam em Taubaté e foram mortas a tiros, no bairro do PEREQUÊ-AÇU. A polícia suspeita de acerto de contas relacionado ao tráfico de drogas. Em um dos quartos havia 22 pedras de crack.

O ator FRANCISCO CUOCO voltou a ser internado na Clínica SÃO VICENTE, na GÁVEA, zona sul do RIO. O hospital somente confirmou a internação, sem fornecer informações sobre o estado de saúde do artista. No início deste mês CUOCO foi submetido a uma cirurgia abdominal na mesma clínica. O ator tem 67 anos e, segundo a REDE GLOBO, sua última novela foi o remake de PECADO CAPITAL, em 1998.
 
2 002  :-    DOMINGO
E: 4 /215 203 84  84  114418  ( 141/20 ).
CINE SINISTRO, na BANDEIRANTES:-
CIRCUITRY MAN 2: A VOLTA DO PLUGHEAD. Na Terra do futuro, uma agente do FBI une-se a uma andróide para caçar um psicopata. Já tinha assistido o primeiro filme dessa série.

Assisto, a partir das 9 horas, o GRANDE PRÊMIO DE SAN MARINO de FÓRMULA UM, no circuito de ÍMOLA. O alemão MICHAEL SCHUMACHER venceu tranqüilamente essa corrida, com RUBENS BARRICHELLO fazendo a “dobradinha” da FERRARI, chegando em segundo. O terceiro foi RALF SCHUMACHER, com JUAN PABLO MONTOYA chegando em quarto.
Depois da corrida, o meu enteado, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, leva-me, mais uma vez, até POÁ, onde vou almoçar com minha mãe. Reparamos nas obras do futuro SUPERMERCADO que será erguido na frente das casas de minha mãe. Agora, abriram um portão no tapume que faz frente com a avenida 26 de Março.
Dona LILICA vem visitar dona ALICE e seu comportamento é de uma pessoa esquecida das coisas. Fez menção que sua irmã DORCAS não a tem visitado. Minha mãe fica assustada com isso porque dona DORCAS já morreu há alguns anos. Quando ela diz isso para a LILICA, ela estranha as palavras de minha mãe e diz que não sabia que dona DORCAS tinha morrido. Acontece que LILICA esteve no velório e no enterro da irmã. Outras situações idênticas mostram que a cabeça dela não está funcionando direito. Minha mãe, aos 93 anos, também tem seus momentos de dúvidas.
Converso com ADALVO, MARIZETE e FELIPE. Por volta das 16 horas, chega o RENATO VENTURA. Ele me conduz até a estação de POÁ. O trem demora 40 minutos para chegar. O retorno para GUARULHOS não é fácil. Na altura do campo da PORTUGUESA, com o encerramento de PORTUGUESA 3 x AMÉRICA 4, uma grande multidão dificulta o trânsito e muitos lotam o ônibus em que estou, a maioria com camisas do CORINTHIANS e eufóricos porque o alvi-negro terminou a primeira fase do RIO–SÃO PAULO em primeiro lugar, com a vitória sobre o VASCO por 1 a 0 e a derrota do PALMEIRAS frente à PONTE PRETA por 2 a 1. As semi-finais do TORNEIO não terão times cariocas: CORINTHIANS, PALMEIRAS, SÃO PAULO e SÃO CAETANO.   
Outros resultados da última rodada da primeira fase:-
SÃO CAETANO     2      x     FLUMINENSE   1
SÃO PAULO           5      x     AMERICANO    3
B A N G U               1       x     S A N T O S        1
BOTAFOGO           1      x     GUARANI           2
FLAMENGO          2       x     ETTI-JUNDIAÍ  1 

O PSDB transformou a cerimônia de inauguração do segundo trecho do RODOANEL em um ato político a favor das candidaturas do senador JOSÉ SERRA à Presidência, e de GERALDO ALCKMIN, à reeleição ao governo do Estado. O ato foi aberto por um coro de cerca de 500 pessoas: ”BRASIL URGENTE, SERRA PRESIDENTE”. SERRA foi o primeiro a subir ao palco, seguido por ALCKMIN e pelo presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

A P Fem PM RAIMUNDA MARIA MOREIRA DA SILVA, de 35 anos, foi morta a tiros, por volta das 17 horas, quando saía de casa, na rua SÃO BERNARDO, em SANTA CRISTINA, SANTO ANDRÉ, para ir ao trabalho, na zona sul da capital. Três homens armados dispararam três vezes na direção de RAIMUNDA. Ela foi levada ao Pronto-Socorro de SANTO ANDRÉ, onde morreu. Trabalhava na 2ª Companhia do 23º Batalhão da Polícia Militar.

Os assassinos chegaram encapuzados. Eram dois. Em menos de um minuto escolheram as vítimas, dispararam suas armas e fugiram. Estava concluída a 22ª chacina do ano na Grande São Paulo. As vítimas, três homens, morreram antes que alguém tentasse socorrê-los. O crime aconteceu ontem, às 23 horas, em um bar do Parque Residencial COCAIA, periferia da zona sul da capital.

Foi resgatado o garoto ALEX SANDRO DO NASCIMENTO, de 11 anos. Ele caiu de uma altura de 40 metros na Ponte RIO-NITERÓI. No mar, foi recolhido por um submarino.

Deposto na madrugada de sexta-feira, dia 12 de abril, pela intensa pressão de militares rebeldes e manifestações populares, o presidente HUGO CHÁVEZ está de volta ao poder na VENEZUELA. CHÁVEZ – que estava preso na ilha de ORCHILA, no mar do CARIBE – chegou de helicóptero ao palácio de MIRAFLORES, a sede do governo, em CARACAS. O vice-presidente DIOSDADO CABELLO entregou-lhe o cargo. CABELLO havia assumido a presidência, interinamente, após a saída de PEDRO CARMONA, o líder empresarial que subiu ao governo com apoio de militares após a deposição de CHÁVEZ. Em pronunciamento pela TV, CABELLO afirmara que assumiria o comando do país até que CHÁVEZ – mantido preso, incomunicável, por quase 48 horas – voltasse.

O secretário de Estado norte-americano, COLIN POWELL, saiu satisfeito do encontro com o presidente da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA, YASSER ARAFAT. POWELL achou a reunião “útil e construtiva”. 

2 003   :  -     SEGUNDA-FEIRA
O metrô SÉ está apresentando o PROJETO QUATRO ESTAÇÕES, com a VINÓLIA distribuindo para o povo sabonetinhos gratuitos, fazendo com que muita gente entre nas filas para recebê-los. A série de apresentações são feitas por músicos da Companhia Filarmônica e terminará na sexta-feira santa. O repertório é basicamente de música erudita, particularmente obras de VIVALDI, BACH, MOZART e BEETHOVEN. Esse projeto já passou pelas Estações PARAÍSO, REPÚBLICA e BRÁS.
REUNIÃO DO CONSELHO CÍVICO-CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO às 15 horas.
Saio de casa, com intenção de ir nessa reunião, pois desde o ano passado, por vários motivos, não tenho comparecido a esse Conselho, criado em virtude dos nossos trabalhos na preparação das comemorações dos setenta anos da Revolução de 1932. Inicialmente, as nossas reuniões foram realizadas para a integração da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO. Depois as reuniões continuaram já com a idéia de civismo e cultura, lembrando outras datas como a Proclamação da República, o DIA DA BANDEIRA e outras.
Uma comitiva com oito vereadores de GUARULHOS visitou o Comandante-Geral da POLÍCIA MILITAR, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, para tentar reverter a transferência dos comandantes dos dois batalhões do município, respectivamente, TENENTE-C0RONEL MARCUS ALBERTO BALBINO, do 15º BPMM, região central de Guarulhos, e TENENTE-CORONEL SÉRGIO CARLOS FILHO, do 31º BPMM, que fica na região do HAROLDO VELOSO. O deputado estadual PAULO SÉRGIO acompanhou os vereadores e intercedeu no pedido, explicando ao Cmt Geral que os oficiais vinham atuando de maneira eficaz, mantendo um ótimo relacionamento com a cidade. O CORONEL ALBERTO afirmou que essa mudança de pessoal é necessária para permitir que os integrantes da PM possam evoluir na carreira. “Mantê-los lá seria prejudicá-los, vamos dar uma chance para o comandante BALBINO”, argumentou o Cmt Geral.  Ele disse que o TENENTE-CORONEL BALBINO irá para a região do aeroporto de Congonhas que por se tratar de uma área elitizada e complexa precisa de alguém de pulso firme. Os vereadores e o deputado perceberam que a remoção não pode ser revogada, enfatizaram a necessidade de que os novos comandantes tenham a postura de diálogo com a comunidade.

Passo pelo MMDS. Nossos trabalhos de segurança e de aulas continuam dentro de uma rotina. Não há grandes idéias no momento. Depois, correndo, passo pela Sociedade e vou à ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, onde sou o primeiro a chegar. Logo depois surge o CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, acompanhado de uma pessoa que tem ligações com o CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO, da FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO e que quer trabalhar com o MMDC para as comemorações dos cem anos do Centro Acadêmico. Essa reunião vai ser presidida pelo ROBERTO MATEUS ORDINE, que substituiu o FRANCISCO GIANNOCCARO (colocou o cargo à disposição do novo presidente da Associação Comercial, GUILHERME AFIF DOMINGOS). Vamos encontrar os outros conselheiros: ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, GAETANO BRANCATI LUIGI, LUIZ EDUARDO CORREA DIAS, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, NELLY CANDEIAS, OG POZZOLI, VIVIANO FERRANTINI e outros. Entre os assuntos tratados: comemoração de 18 de abril – MONTEIRO LOBATO; TÚNEL NOVE DE JULHO; CONSCIENTIZAÇÃO DA JUVENTUDE; COLAR “CARLOS DE SOUZA NAZARETH”; LETRA DO HINO NACIONAL, estudo muito bem organizado por ALDO PEREIRA, trabalho distribuído pela  professora EDIMARA; problemas de mudança do MUSEU DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (O Conselho Cívico–Cultural apoiará todas as medidas destinadas a manter esse museu nas suas atuais instalações). Cumprimentamos os aniversariantes: doutora NELLY CANDEIAS, presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, que aniversariou no dia 11 de abril e GAETANO BRANCATI LUIGI, aniversariante de 30 de março. Vamos deixar o local da reunião quando já passa das 17 horas. A próxima reunião será no dia 28 de abril.     
Nesta noite telefono para a residência do Cel. GUNTHER ALFANO CLAUSSEN, a fim de cumprimentar sua esposa, dona CLEONICE, que está aniversariando.

O DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO (19 DE ABRIL) foi comemorado em sessão solene solicitada pela deputada ROSMARY CORRÊA, nesta manhã, na Assembléia Legislativa. A cerimônia foi aberta pelo presidente SIDNEY BERALDO e contou com a participação do general-de-exército SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO, comandante militar do SUDESTE. O comandante lembrou que a data de 19 de abril remonta a 1648, quando, na batalha de GUARARAPES, brancos, negros e índios se uniram contra os holandeses que haviam invadido o País. 

Um casarão do século XVIII, no centro histórico de OURO PRETO, foi destruído em um incêndio, no fim da tarde desta segunda-feira. No prédio de três andares, localizado na PRAÇA TIRADENTES, funcionavam seis lojas. A cidade abriga o maior conjunto do barroco colonial em todo o mundo e foi a primeira no País a ser declarada pela UNESCO, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE. Outro casarão, na rua CLÁUDIO MANOEL, foi atingido parcialmente pelas chamas. O fogo teve início por volta das 18 horas e o Corpo de Bombeiros precisou da ajuda de voluntários para iniciar o combate às chamas. O incêndio teria sido provocado por um curto-circuíto numa das lojas de prédio, que abrigou o antigo HOTEL PILÃO.

CORINTHIANS e SÃO PAULO ganharam dois cães de guarda para proteger suas defesas nos próximos jogos. COCITO e CARLOS ALBERTO foram apresentados hoje nos dois clubes, respectivamente. O sargentão COCITO fica no PARQUE SÃO JORGE por empréstimo até o fim do ano e vai substituir VAMPETA, operado. Já CARLOS ALBERTO quer mostrar serviço no TRICOLOR e seu contrato vai até o fim de 2006, mas há uma cláusula que permite sua dispensa no final deste ano.

O tenista brasileiro GUSTAVO KUERTEN estreou hoje com vitória no MASTERS SERIES DE MONTECARLO, disputado em piso de saibro, vencendo o norte–americano MARDY FISH.

O tradicional HOTEL GLÓRIA, na zona sul do RIO – que já hospedou diversas vezes o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA – foi alvo de um grupo de criminosos armados de fuzis, nesta madrugada. Os bandidos ainda atiraram contra um prédio residencial. Foi a quinta ação de terror na cidade somente neste ano.

Cientistas inauguraram hoje uma nova era na medicina e na biologia com a divulgação completa do genoma humano. “Depois de três bilhões de anos de evolução, temos a nossa disposição o conjunto de instruções que nos levam da célula de óvulo para um ser adulto e para a cova”, comemorou ROBERT WATERSTON, do Consórcio Internacional de Seqüenciamento do GENOMA HUMANO, organização que representa as 18 instituições participantes do projeto. O grupo já havia anunciado um primeiro rascunho do genoma em junho de 2000. Quase três anos depois, com os buracos preenchidos e as peças coladas, o quebra-cabeça está 99,9% concluído. Como todo ser humano é diferente do outro, os cientistas dizem que nunca chegarão a 100%.

A prefeita MARTA SUPLICY participou nesta noite da cerimônia de comemoração dos 50 anos do HOSPITAL DO CÂNCER, no TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal abriu a noite, que teve ainda apresentações de um vídeo sobre a história do hospital, o maior da AMÉRICA LATINA nessa área, e de um site que informará como tratar e lidar com o câncer infantil.

MORREU o ex-prefeito de SANTOS, OSWALDO JUSTO, vítima de câncer na próstata, hoje à tarde, aos 76 anos, em sua casa, no GONZAGA. JUSTO foi prefeito entre 1984 e 1988. Após deixar a prefeitura, ele foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos, o último deles encerrado em 1998. Antes disso, foi vereador  durante 20 anos e vice-prefeito de ESMERALDO TARQUÍNIO, na década de 1960.

Deputados Estaduais e organizações não governamentais ligados aos direitos humanos irão pedir o afastamento de policiais que participaram de órgãos de repressão durante o regime militar, acusados de torturar presos políticos. O deputado estadual RENATO SIMÕES e representantes das entidades terão reunião amanhã na Assembléia Legislativa para discutir as ações.  Uma das primeiras medidas  deverá ser o pedido de afastamento de APARECIDO LAERTES CALANDRA, delegado-assistente do Departamento de Inteligência da Polícia Civil–DIPOL. Ele assumiu a chefia da Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes –DISE– em maio de 2002 e já tinham sido feitas as acusações contra ele, pelo jornal, o que foi rechaçado pela OAB e pelos parlamentares.
CALANDRA foi nomeado em outubro de 2002 para o segundo posto mais importante  na hierarquia do DIPOL, que entre outras atribuições, executa grampos telefônicos. A nomeação do delegado, conhecido  como CAPITÃO UBIRAJARA, acusado de integrar o DOI-CODI e torturar presos políticos, causou mal estar nas entidades. CALANDRA é acusado de tortura por entidades ligadas aos direitos humanos e citado em relatório da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos e no Projeto BRASIL NUNCA MAIS.

A atriz GLÓRIA PIRES, grávida de dois meses, sofreu um aborto espontâneo e perdeu o bebê. Ela recebeu alta do Hospital BARRA D´OR, no RIO, onde ficou internada durante cinco dias para tentar conter o sangramento. Mãe de três filhas, a atriz havia sofrido um primeiro aborto espontâneo há cerca de um ano.

Em discurso para cerca de 220 sindicalistas reunidos hoje no PARLATINO, em SÃO PAULO, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA mandou um recado para os que os críticos de seu governo ao dizer que não pode ser comparado ao ex–presidente da POLÔNIA, LECH WALESA. A exemplo de LULA, WALESA despontou para a política à frente de um sindicato, o SOLIDARIEDADE, e foi eleito presidente do seu País. Embora tenha derrubado o governo comunista polonês e conquistado a simpatia mundial, WALESA fez uma administração desastrosa. “O LECH WALESA não tinha o apoio de um partido, nem de um movimento social. O SOLIDARIEDADE era muito mais fraco que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Eu tenho um partido e um movimento social. Eu não vou errar!”, disse LULA referindo-se ao fracasso de WALESA.

O DESEMBARGADOR do Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL, PEDRO ROSA DE FARIAS, pediu afastamento durante a sindicância que apura suspeita de venda de sentença a um traficante. Em BRASÍLIA.

ROUBADO um bracelete de ouro e um anel com detalhes de diamante que pertenceram à atriz MARILYN MONROE. As peças foram levadas da galeria COUNTY HALL, onde ocorre uma exposição sobre a vida de MARILYN. Seu valor está estimado em sessenta e quatro mil dólares. Um suspeito de participar do roubo foi preso. Em LONDRES.

ELEITA a mulher mais elegante de HOLLYWOOD a atriz NICOLE KIDMAN, de 35 anos, pela atuação em AS HORAS. A eleição foi patrocinada pela FASHION DESIGNERS OF AMÉRICA.

SUPOSTO TÚMULO DE SADDAM VIRA PONTO DE PEREGRINAÇÃO EM BAGDÁ. Ruínas das casas destruídas em AL-MANSUR, onde, segundo os americanos, o líder iraquiano se encontrava, atraem dezenas de pessoas todos os dias. “Eu vi SADDAM aqui mesmo!”, repetia HAFEZ SARMAD hoje, diante de dezenas de olhares atônitos que contemplavam as ruínas das quatro casas destruídas por bombas americanas há mais de uma semana.
O menino iraquiano ALI ISMAIL ABBAS, que perdeu os braços em um ataque das forças de coalizão, pode morrer de envenenamento do sangue se não for imediatamente submetido a um tratamento especializado, afirmaram os médicos que cuidam do garoto em BAGDÁ. FATIN SHARHAH, uma enfermeira do hospital SADDAM CITY – onde ALI, de 12 anos, está internado –, fez um apelo direto aos líderes da coalizão. Ela enviou uma carta ao presidente GEORGE W. BUSH, e ao primeiro-ministro britânico TONY BLAIR, dizia “A situação é desesperadora. Ele vai morrer se ficar aqui”. A enfermeira disse que a situação do menino se deteriora a cada dia e pediu aos EUA e à GRÃ-BRETANHA que enviem um helicóptero.
Os EUA intensificaram hoje a pressão sobre a SÍRIA: os secretários DONALD RUMSFELD, da DEFESA, e COLIN POWELL, de ESTADO, ameaçaram com sanções diplomáticas e econômicas o País, acusado de possuir armas químicas e de abrigar figurões do regime de SADDAM HUSSEIN. O porta-voz da CASA BRANCA, ARI FLEISCHER, disse que a SÍRIA “é uma nação trapaceira”. Embora já haja um plano de invasão do País, não há sinais de ataque iminente: parte da frota dos EUA está de volta para suas bases. Da parte da GRÃ-BRETANHA, disse hoje o primeiro-ministro TONY BLAIR, não há intenção de atacar a SÍRIA.

Foi descoberto nesta segunda-feira, num cemitério na costa peruana, o ícone religioso mais antigo da AMÉRICA. Datado de quatro mil anos atrás, a imagem que representa uma divindade armada indica que a religiosidade organizada e como cruzada de guerra pela fé começou mil anos antes do que se imaginava. Supõe-se que a área tenha sido habitada por uma civilização pré – INCA.

ASSISTO na GLOBO: – X-MEN-O FILME, de 2000, dirigido por BRYAN SINGER, com HUGH JACKMAN, PATRICK STEWART, IAN McKELLEN, FAMKE JANSSEN, HALLE BERRY, ANNA PAQUIN e BRUCE DAVISON. Fantasia baseada nos heróis da COMICS, sobre raça de mutantes do bem que enfrenta os do mal. Muitos efeitos especiais e interpretações que ajudaram a transformar HUGH JACKMAN (WOLVERINE) e HALLE BARRY (TEMPESTADE) em mitos sexuais.

2 004  -  QUARTA-FEIRA
A Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo, tem a grata satisfação de convidar V. Sa, para participar da 18ª Reunião Ordinária da Distrital Centro, onde na oportunidade teremos importante palestra da doutora MÁRCIA DRA RAICHER, Presidente do Sindicato dos Tribunais, Associações, Câmaras, Empresas de Arbitragem e Afins do Estado de São Paulo –SINTRASP e da Câmara Arbitral Latino Americana- CALA, sobre “Arbitragem- A Vanguarda na Solução de Conflitos”, dia 14 de abril de 2004, às 18,00 horas, Rua Galvão Bueno, 83, Liberdade/SP.

JORNAL DA TARDE, caderno A, página 8, de 14 de abril de 2004
ESTRUTURA DO OBELISCO TERÁ DE SER RECUPERADA
Justiça vai determinar que as obras realizadas no monumento do PARQUE DO IBIRAPUERA não sejam só de revitalização exterior, mas também de reforço da parte estrutural, para afastar o risco de afundamento.
Em vez de se limitarem à revitalização arquitetônica, como ocorreu até agora, as obras de restauro do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, no IBIRAPUERA, não poderão continuar sem que haja um completo programa de recuperação da estrutura de sustentação do monumento. A determinação será dada até sexta-feira pela juíza MARIA LÚCIA PIZZOTTI MENDES, da 32ª Vara do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO, segundo ela afirmou ontem.
Essa mudança na obra será realizada por causa do laudo técnico de engenharia, entregue à Justiça na semana passada, que demonstra que a estrutura sofreu ou ainda vem sofrendo afundamento. O laudo, assinado pelo perito MARCOS MOLITERNO, foi mostrado anteontem, com exclusividade, pelo JORNAL DA TARDE.
“Não pode haver continuidade da restauração limitando-se apenas à questão de arquitetura”, disse a juíza. “Seria imprudência permitir isso”. De acordo com a conclusão do laudo, o obelisco sofre de “recalque diferenciado” –o afundamento das fundações. Há risco de o obelisco desabar ou afundar, por causa da vibração transmitida pelo trânsito principalmente do Túnel AYRTON SENNA, cujas pistas foram construídas a 10 metros dos pilares do monumento.
Hoje, as obras de restauração estão paralisadas por causa da briga judicial da família EMENDABILI com a CLARO, empresa que patrocina a obra. FIAMMETTA e PAOLO EMENDABILI, filha e neto do escultor que fez o obelisco, GALILEU EMENDABILI, impetraram a ação para parar a restauração por considerarem que há desrespeito às características originais do obelisco.
“Foi para verificar se existem essas alterações que determinei que o laudo de engenharia fosse feito”, explicou a juíza. “Mas, como foram detectados problemas graves na estrutura, que põe a obra em risco, a obra terá outro curso”.
Quando os trabalhos forem retomados, o obelisco deverá novamente ser recoberto por uma manta de proteção, segundo afirma a juíza.
O arquiteto PAULO BASTOS, do movimento DEFENDA SÃO PAULO, fez um alerta. Para ele, é “estranho” as obras terem começado sem que antes se fizesse um estudo detalhado das condições do solo –exatamente o que pede o laudo do engenheiro MOLITERNO. “Quando se começa qualquer obra de restauro, é fundamental que se verifique antes sua estabilidade estrutural”, afirmou.

O JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO publica matéria parecida, intitulada OBELISCO SOFRE RISCO DE DESABAR POR PROBLEMA NA BASE, DIZ LAUDO. Situação do monumento é acompanhada pelo CONDEPHAAT.

Essas notícias de jornais e também a reportagem que foi apresentada ontem pela GLOBO no jornal SP/TV geram uma enxurrada de comentários e telefonemas de pessoas que querem saber a minha opinião pelo que está ocorrendo.  Isso acontece no MMDS e nos lugares pelos quais passei nesta manhã. Por incrível que pareça, tenho mais sossego no próprio MMDC, onde pensei que seria até pior. O Sr MARCONDES manda um documento pressionando a FARAH SERVICE para especificar o cronograma de reinicio das obras no Obelisco. O que foi combinado ontem, ou seja, a feitura de uma NOTA PARA A IMPRENSA, pelo advogado HERBERTO, não chegou às nossas mãos. Como nenhum repórter ligou para a Sociedade, isso não criou embaraço hoje. O Cel MENDES não está bem de saúde. Ontem ele esteve num evento na maçonaria, onde foi dignificado o trabalho da polícia no Estado de SÃO PAULO. O Secretário da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO; o Cmt Geral, Cel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES e o Delegado Geral, MARCO DESGUALDO, estiveram presentes. O MENDES teve oportunidade de conversar com o Cel ALBERTO sobre assuntos da nossa Sociedade. O TENENTE-CORONEL LUIZ NAKAHARADA, comandante do 4ºBPMM, marcou uma solenidade para 21 de maio, homenageando o MMDC, e encaminhou para a Sociedade uma lista de seis autoridades da sua região para serem galardoados com a Medalha MMDC. Mando essa lista para a DAMCO, após contato com a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, solicitando o envio dos curriculuns diretamente à DAMCO para confecção dos diplomas. O Cel MENDES preocupa-se com a listagem das medalhas para 23 de maio. Estamos para deixar a Sociedade, às 16:15 horas, quando chega o CARRARO, querendo saber de notícias sobre o que está ocorrendo com relação ao restauro do Monumento-Mausoléu.

Já em casa, telefona-me o primo ZEZÉ, filho da falecida tia CATARINA. Quer  ele um aconselhamento sobre como resolver um problema de droga numa família, onde um rapaz de 28 anos é viciado. Indico a FUNDAÇÃO “CENTRO DE RECUPERAÇÃO CORONEL ÉDSON FERRARINI”, que existe para essa finalidade desde 19 de junho de 1979.
  
O CORINTHIANS voltou a maltratar a bola, hoje, no PACAEMBU e não passou de um empate em 0 a 0 com o FORTALEZA, pela COPA DO BRASIL. O time do lateral FININHO apresentou um futebol de péssimo nível técnico e deixou a FIEL irritada. O PALMEIRAS também empatou com o GOIÁS em 1 a 1, mas o resultado foi positivo por ter sido fora de casa.

Por causa de uma dívida de 331 mil reais, representada por títulos vencidos e não pagos, a GAZETA MERCANTIL S.A. teve a falência decretada pela juíza da 8ª Vara Cível, ANA LUIZA LIARTE. O pedido de falência foi feito em novembro pela SAMAB –Indústria e Comércio de Papel. A sede administrativa da empresa, em SANTO AMARO, foi lacrada, hoje, por oficiais de Justiça. Todos os bens encontrados no local foram arrecadados e estão à disposição da Justiça. A redação e a gráfica do jornal GAZETA MERCANTIL estão em outro endereço e não foram afetadas. O jornal continuará circulando normalmente, pois seu título hoje pertence à Editora JB, que não é citada na ação.  A juíza intimou os sócios da GAZETA MERCANTIL, ANTÔNIO COSTA FILHO, LUIZ FERNANDO FERREIRA LEVY e CARLOS TAKESHI YAMASHITA para que se apresentem em juízo, no dia 29 de abril.

CONVOCADO para depor na CPI do BANESTADO o ex-prefeito de SÃO PAULO, CELSO PITTA, suspeito de remeter ilegalmente para o exterior recursos superfaturados pela prefeitura. Ele está sendo acusado de desviar um milhão de dólares. Em BRASÍLIA.

O chefe do tráfico na ROCINHA, LUCIANO BARBOSA DA SILVA, o LULU, foi morto hoje em confronto com a polícia no alto do morro, numa área conhecida como TERREIRÃO. LULU estava escondido na mata com RONALDO ARAÚJO DA SILVA, o DIDÃO, responsável pelos pontos de mototáxi da ROCINHA, que também foi morto, assim como dois outros homens não identificados. Com eles foram encontrados três fuzis e duas pistolas. O confronto ocorreu entre 15 e 16 horas, quando a reportagem ouviu tiroteio intenso no alto do morro. Os traficantes foram levados ao Hospital MIGUEL COUTO, no LEBRON. Funcionários do hospital disseram que LULU chegou já morto –com muitos tiros. A identificação foi feita pelas digitais. A polícia informou que ainda prendeu 23 integrantes do bando.

O PM MÁRIO VIANA, de 39 anos, entrou em crise e ameaçou se matar, hoje, depois de discutir com a mulher em frente ao COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANO 6 –CPAM-6 – em SANTO ANDRÉ, no ABC. Desesperado, o PM ficou uma hora e meia com uma pistola automática apontada para o peito. Oficiais tentaram negociar com VIANA. Um cabo evitou a tragédia e conseguiu convencer o amigo a entregar a arma. Eram 10:30 horas quando VIANA discutiu com a mulher. O casal estava em um orelhão, em frente ao quartel. Colegas disseram que o PM estava com duas pistolas automáticas. Chorando, o PM tirou a camisa, pegou uma das armas e apontou para o próprio peito. Dois oficiais tentaram acalmar o policial. Mas foi um cabo, amigo de VIANA, quem o convenceu a entregar a arma. VIANA ainda abalado, deu a arma para o amigo e se debruçou em uma moto e chorou. Recebeu atendimento médico e psicológico. VIANA ficará afastado do serviço nos próximos dias.

O piloto de Fórmula 3 sul-americana, FELIPE LONGANO, de 22 anos, morreu no início da madrugada num acidente de carro na MARGINAL PINHEIROS. O AUDI 3 dirigido pelo amigo do piloto, o empresário FELIPE FERREIRINHA, também de 22 anos, ficou completamente destruído depois de capotar, por volta das 2 horas, no sentido CASTELLO BRANCO-INTERLAGOS da pista, próximo da ponte do JAGUARÉ.

O cantor ROBERTO CARLOS foi submetido hoje a um cateterismo no hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, na zona sul. O exame confirmou que o cantor não tem qualquer obstrução no sistema circulatório. A suspeita do problema surgiu durante exames de rotina, na semana passada, e o cateterismo havia sido marcado para o dia 22 de abril. Como o REI estava muito ansioso para saber do resultado, porém, os médicos decidiram antecipar o exame. À noite, ROBERTO foi liberado e retornou para casa mais tranqüilo. A única recomendação feita por seus cardiologistas é para que ele controle a hipertensão e os níveis de colesterol. ROBERTO CARLOS completa 63 anos na próxima segunda-feira, dia 19.

Uma quadrilha formada por 12 a 15 criminosos conseguiu roubar 280 mil reais da Caixa Econômica Federal, da PRAÇA DA SÉ, no centro da cidade, pela manhã. Os assaltantes invadiram o banco pelas portas do fundo, dominaram a central de câmeras de segurança e se vestiram com as roupas dos vigilantes, mantidos como reféns. O roubo foi às 9 horas.  A quadrilha aproveitou-se de uma construção nos fundos da agência para invadir o banco.

ANUNCIADOS que exames de DNA comprovaram que os vestígios de sangue encontrados na camiseta, na bermuda e em uma mochila do caseiro JOSSIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS são de MICHELLE STAHELI, uma das vítimas do duplo homicídio ocorrido em novembro de 2003. SANTOS é apontado pela polícia como assassino do casal de americanos MICHELLE e TODD STAHELI, mortos em sua residência. As peças pertencentes ao caseiro foram recolhidas em que quarto, dias depois de sua prisão.

Inaugurada a EXPOSIÇÃO temporária comemorativa do 130º aniversário da instalação da RELAÇÃO DO IMPÉRIO, embrião do atual TRIBUNAL DE JUSTIÇA. A solenidade foi presidida pelo chefe do Poder Judiciário Paulista, desembargador LUIZ ELIAS TÂMBARA, com a presença dos demais membros do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores e juízes de Direito, bem como os de Alçada, advogados, promotores de justiça, além de funcionários da Casa e numerosos convidados. A sede do Poder Judiciário paulista teve seu primeiro berço na rua da BOA VISTA, 20, quando foi inaugurada a RELAÇÃO DE SÃO PAULO, em cumprimento ao decreto n º 2 342, de 6 de agosto de 1 873, numa sessão soleníssima secretariada pelo bacharel JOÃO BATISTA DE MORAIS, à qual compareceram o Presidente da Província, Doutor JOÃO THEODORO XAVIER DE MATTOS, além de numerosas pessoas gradas, cuja competência recursal, sob a presidência do desembargador TRISTÃO DE ALENCAR ARARIPE, compreendia a Província do PARANÁ que, àquela época, a despeito de ter conquistado sua emancipação política em 1 853, ainda se achava vinculada à jurisdição de PIRATININGA. A data de instalação do TRIBUNAL DE RELAÇÃO foi em 3 de fevereiro de 1 874.

MORREU JOÃO AUGUSTO DE MÉDICIS, diplomata pernambucano que serviu como embaixador do BRASIL em NAIROBI, VARSÓVIA, PEQUIM e SANTIAGO. Foi ainda representante do BRASIL na ORGANIZAÇÃO PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA DAS NAÇÕES UNIDAS. Aos 67 anos, de traumatismo craniano causado por uma queda, em ROMA, na ITÁLIA.

A grávida ATARA SASSON estava a caminho do hospital, em NOVA JERSEY, EUA. Não resistiu e deu à luz seu filho no banco traseiro do carro dirigido pelo marido, BINYHMIN SASSON. Minutos depois, BINYHMIN bateu o carro num poste e morreu. Mãe e bebê sobreviveram e passam bem.

CONDECORADO Cavaleiro da GRANDE CRUZ o diretor STEVEN SPIELBERG (A LISTA DE SCHINDLER), por seu trabalho de preservação da memória do HOLOCAUSTO. Em ROMA.

SEPARADOS o ator americano JOHN STAMOS de 40 anos (o JESSE do seriado FULL HOUSE), e REBECCA ROMIJN, de 31 anos, atriz de X-MEN e FÊMEA FATAL. Eles estavam juntos havia cinco anos e não divulgaram os motivos da separação, em LOS ANGELES.

AUTORIZADA por uma VARA DE FAMÍLIA DA JUSTIÇA DA AUSTRÁLIA a mudança de sexo solicitada por uma garota de 13 anos, identificada como ALEX. Ela será submetida a uma cirurgia aos 18 anos e terá acompanhamento psicológico, em CAMBERRA.

Os rebeldes iraquianos anunciaram hoje, ter matado um dos quatro italianos feitos reféns na segunda-feira. Eles ameaçaram ainda executar os demais caso suas exigências – entre elas a retirada das tropas italianas do IRAQUE - não sejam cumpridas. O premiê italiano SÍLVIO BERLUSCONI foi enfático: “Destruíram uma vida, mas não nossos valores e nosso compromisso com a paz”. A onda de sequestros de estrangeiros no IRAQUE começou há duas semanas e representou um salto na escalada de violência. Cerca de 40 pessoas ainda permanecem em cativeiro. É o caso de três japoneses ameaçados de serem “queimados vivos” caso TÓQUIO não tire seus soldados do País. A morte de FABRIZIO QUATROCCHI, de 36 anos, foi noticiada pela tevê AL JAZEERA, do CATAR. O refém foi morto com um tiro na nuca.
       
2 005   :    -    QUINTA-FEIRA
O Comandante Militar do Sudeste GENERAL-DE-EXÉRCITO LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO, tem a honra de convidar V. Ex ª / V. S ª e família para a apresentação da Banda Sinfônica do Exército.
DATA: 14 de abril de 2005
HORA: 20:00 horas
LOCAL: THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Vou mais cedo para a Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Estava marcada uma Assembléia para resolver a situação de dona OLÍVIA, pertencente ao quadro de diretoria, contrariando o estatuto da Associação. Acontece que pelas paredes da AORRPM a gente encontra avisos que foram sanados os motivos pelos quais tinha sido convocada a Assembléia. Depois, encontrando o TENENTE NASCIMENTO na biblioteca, ele explica que dona OLÍVIA renunciou o cargo. Mas o presidente ofereceu-lhe um lugar de assessora e muita gente não gostou disso. Ainda converso com o CORONEL CRUZ sobre esse assunto. Permaneço na secretaria da Associação lendo os diários oficiais dos primeiros dias de abril. Vários tenentes-coronéis passaram para a reserva, como também o CORONEL PM ALEXANDRE MELCHIOR RODRIGUES, comandante do CPI-6 (BAIXADA SANTISTA), que era o número um do almanaque dos oficiais. Assume o número do almanaque o CORONEL PM JAIR PACA DE LIMA, atual comandante dos Bombeiros.
VICTÓRIO está tendo muito trabalho no escritório do MMDS e com AMÉRICO vou ao RESIDENCIAL TOWER. Ali, participo de um almoço com alguns oficiais.
Por volta das 14:30 horas estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde encontro um CORONEL MENDES preocupado. Ele consultou alguns advogados e todos lhe disseram que o presidente da Sociedade é o responsável por tudo que se passa na entidade. Se ele for substituído, quem assume também carrega o ônus dos “pecados” da Sociedade. Isso quer dizer que o CAPITÃO GINO, nosso candidato, pegaria a cruz do presidente atual. O CORONEL RENALDO está sendo o “bode expiatório” do Sr MARCONDES, que lhe joga toda a culpa pela crise financeira. Ontem, combinei com o RENALDO elaborar uma carta, expondo essa negra situação a fim de conseguir doações. Não sabemos como o Sr MARCONDES irá interpretar essa nossa medida, pois ele deverá assinar essa carta. Caso ele não queira assinar o documento, possibilitando o tesoureiro a buscar dinheiro de terceiros, então precisaremos tomar um partido drástico, evitando que o GINO caia numa situação ruim.
Acompanho o MENDES até a OAB-SP. Ele quer marcar uma audiência com o presidente, Dr LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO. Depois embarcamos no metrô e percebo que o MENDES está muito temeroso pelo que possa acontecer daqui para a frente.
Em casa, fico sabendo que o Sr MARCONDES quer conversar comigo. Ele diz que recebeu a convocação do CORONEL JAIRO PAES DE LIRA para a reunião do Conselho Deliberativo, na próxima quarta-feira, dia 20 de abril. Ele não se lembra mais da finalidade dessa reunião. Explico-lhe os detalhes da preparação da Mesa Eleitoral para a realização, no dia 27, da ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL. Conta ele que teve uma conversa séria com o CORONEL CELSO, Chefe da Casa Militar (no dia 13 último, na posse do novo Comandante do Exército SUDESTE),  sobre um ofício que mandou para o governador, a respeito do Monumento-Mausoléu. A respeito disso prefiro ficar quieto, pois o presidente tomou a liberdade, à revelia de todos os associados, de querer entregar o Monumento-Mausoléu para o Governo do Estado.  Não sabíamos desse passo perigoso que o Sr MARCONDES deu. Ninguém ficou sabendo e isso é muito ruim. Deveria ser feita uma Assembléia dos associados para tão importante decisão.

Depois de passar o dia detido no 34º DP (VILA SÔNIA), acusado de racismo contra o são-paulino GRAFITE, LEANDRO DESÁBATO, do QUILMES, obteve direito a liberdade provisória, mas continuou preso: seus advogados não conseguiram juntar os dez mil reais da fiança. Algemado, o argentino foi levado ao 13 º DP (CASA VERDE) porque se temia por sua integridade física. O QUILMES se diz “bode expiatório”. “Em nenhum momento ele se mostrou arrependido”, disse o delegado DEJAR GOMES NETO. Juristas discordam sobre o indiciamento do jogador. Alguns consideram apropriada a classificação como injúria. Outros acham que o correto seria enquadrá-lo por racismo, que é mais grave. A CONMEBOL já suspendeu o zagueiro de todos os jogos da LIBERTADORES até que seja definida sua punição. Casada há três meses com o jogador DESÁBATO, LUISINA PRIOTTI, de 21 anos, teme que o marido passe um ano preso. Ela espera o primeiro filho do casal, MÁXIMO, para junho. DESÁBATO só poderá sair do BRASIL se a Justiça autorizar.

A polícia civil prendeu hoje à noite o criminoso que deixou LARISSA DO NASCIMENTO PEREIRA, de 9 anos, paraplégica. Ele tem apenas quinze anos e era vizinho da garota, na favela da VILA PRUDENTE, zona leste. O motivo dos disparos: uma discussão entre o menor e um amigo.

O técnico de informática JOAQUIM ROCHA MACHADO DA SILVA, de 31 anos, disse que “não mandei uma bomba para minha namorada. Eu gosto de ANDRÉA. Pretendia viajar com ela para os EUA, onde arranjaríamos um emprego. Queria construir uma vida, juntos”. JOAQUIM está preso em BOM RETIRO DO SUL (RS), onde morava. Hoje ele foi ouvido na Delegacia de Investigações Gerais de BRAGANÇA PAULISTA e deverá permanecer preso na cidade até o julgamento do crime.

Um tiroteio numa agência do BRADESCO, em SANTANA, acabou na morte de um ladrão e de um cliente que estacionava o carro. A confusão começou quando o SARGENTO PM Ref JOSÉ ROBERTO DE JESUS, 54 anos, reagiu a um assalto e começou a atirar contra os dois bandidos. Um assaltante foi morto e o outro fugiu. O pedreiro JORGE MORATO, 47 anos, levou um tiro no peito. JESUS nega ter dado o tiro fatal que matou o pedreiro. 

Foi entregue um fuzil BROWNING PONTO 30 à sede da ONG “VIVA RIO”, para a campanha de desarmamento. O fuzil, capaz de inutilizar um tanque ou derrubar um avião, foi deixado por um jovem de 26 anos, segundo FLÁVIO SOARES, coordenador da entidade, no RIO.

Venceu o campeonato mundial de “tae kwon do” na categoria até 72 quilos a paranaense NATÁLIA FALAVIGNA, de 20 anos, em uma conquista inédita para o BRASIL, em MADRI. É a primeira brasileira a ganhar medalha de ouro na competição.

PROIBIDOS de trabalhar no TOCANTINS 62 médicos cubanos que atuavam sem registro no Estado. Pelo Conselho Regional de Medicina do TOCANTINS, em PALMAS.

ABSOLVIDO por 37 votos a 25 o deputado ALESSANDRO CALAZANS, ex-presidente da CPI da LOTERJ, que investigou a atuação do ex-subchefe da Casa Civil WALDOMIRO DINIZ na presidência da autarquia. CALAZANS poderia ter seu mandato cassado, pela Assembléia Legislativa, no RIO.

NEGADO habeas corpus ao ex-integrante do GRUPO POLEGAR, RAFAEL ILHA, preso em flagrante por porte ilegal de arma.
  
Integrantes do MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS SEM-TERRA – MLST – invadiram hoje o prédio do Ministério da Fazenda em BRASÍLIA para reivindicar liberação de recursos para a reforma agrária que entraram no corte do orçamento deste ano e a anistia de dívidas dos assentados. Não houve violência. Os manifestantes acusaram o governo de privilegiar o agronegócio. Depois de seis horas de ocupação e duas de negociação, o grupo deixou o prédio sem ter as reivindicações atendidas. Os manifestantes só receberam a promessa de serem recebidos em audiência pelo presidente LULA.

O engenheiro brasileiro JOÃO JOSÉ VASCONCELLOS JÚNIOR, seqüestrado em BEIJI, no norte do IRAQUE, em 19 de janeiro, teria morrido pouco tempo depois, noticiou hoje a TV GLOBO, durante o “JORNAL NACIONAL”. O ITAMARATY não confirmou e exige provas de que o engenheiro esteja morto, pedindo fios de cabelo para um exame de DNA. Segundo uma fonte britânica em JERUSALÉM, ouvida pela reportagem da TV GLOBO, o grupo que seqüestrou o brasileiro afirmou que ele morreu no cativeiro, em conseqüência de graves ferimentos sofridos no momento de sua captura. Os captores estariam exigindo 400 mil dólares em troca do corpo do engenheiro brasileiro. A família de VASCONCELLOS afirmou que não considera a informação da morte como verdadeira.

Um atentado com dois carros-bomba em BAGDÁ matou 18 pessoas, incluindo crianças, e feriu outras 30 pessoas.

No momento mais emocionante da viagem de cinco dias à ÁFRICA, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA chorou ao visitar, na ILHA GORÉE (SENEGAL), antigo entreposto de milhões de escravos, vendidos para as Américas. “Perdão  pelo que fizemos aos negros”, disse ele, repetindo gesto do PAPA JOÃO PAULO II, durante visita ao continente. “Quando se comete grave erro histórico, como o que aconteceu com os judeus e negros, o PAPA já nos ensinou que é fácil pedir perdão”. Ministros, como GILBERTO GIL (CULTURA) e integrantes da comitiva choraram no local. Comovido, o presidente do SENEGAL, ABDOULAYE WADE, concordou que ele e LULA não tinham responsabilidade pelo passado, mas que é importante reparar feridas. No discurso de WADE, LULA – que enxugou os olhos com as mãos – foi chamado de primeiro presidente negro do BRASIL. GIL não deu entrevista, pois não conseguia conter o choro.

APROVADA a união civil entre pessoas do mesmo sexo em CONNECTICUT, reconhecendo os direitos e deveres do casal homossexual. Pela Câmara do Estado de CONNECTICUT, em HARTFORD.

CONCEDIDO habeas corpus ao alemão OLIVER FRANK GUNTHER, preso em outubro acusado de favorecimento à prostituição, tráfico de mulheres e formação de quadrilha. Pelo Tribunal Regional Federal, no RECIFE.

Foi indicado como enviado especial para supervisionar a retirada de ISRAEL da FAIXA DE GAZA, o presidente em fim de mandato do BANCO MUNDIAL, JAMES WOLFENSOHN. Ele deixa o banco no dia 31 de maio quando será substituído por PAUL WOLFOWITZ. Faz parte de sua missão ajudar a promover a economia palestina. Nos ESTADOS UNIDOS.

Os cardeais brasileiros dom EUGÊNIO SALLES e dom GERALDO MAJELLA AGNELLO aderiram à proposta para acelerar a beatificação do PAPA JOÃO PAULO II. Esta semana, um grupo de cardeais entregou ao VATICANO um pedido oficial para que o processo fosse iniciado. Cardeais brasileiros e latino-americanos contestam o favoritismo de JOSEPH RATZINGER na eleição papal.

2 006   :    -    SEXTA-FEIRA SANTA
Na PRAÇA DA SÉ, a partir das 20 horas, cerca de 100 atores irão representar os passos de CRISTO até a sua crucificação. No elenco está ZEZÉ MOTTA. Após a encenação, o cardeal dom CLÁUDIO HUMMENS irá abençoar a platéia. A partir de um viés mais atual, a versão do AUTO DA PAIXÃO DE CRISTO, encenada por atores amadores nas ruas de SÃO MIGUEL PAULISTA, será apresentada pela primeira vez no bairro, depois de 38 anos sem ser realizada.
Já na versão apresentada no AUTÓDROMO DE INTERLAGOS, participam atores famosos como THIERRY FIGUEIRA (PILATOS) e ALEXANDRE BORGES (JESUS).
Para quem preferir um evento mais reflexivo, pode optar pela caminhada simbólica na avenida PAULISTA. Um dos cartões-postais de SÃO PAULO será percorrido por fiéis em alusão ao caminho percorrido por JESUS na VIA-CRUCIS.  Atores irão percorrer o SESC SANTANA para representar a vida de JESUS CRISTO desde seu nascimento até a crucificação. 

Ao fim de 95 anos intensamente vividos, em que construiu uma biografia incomum, como a mais influente figura da filosofia e do direito no BRASIL dos últimos 50 anos, morreu hoje de madrugada, em SÃO PAULO, o jurista MIGUEL REALE. Já com quatro pontes de safena e sob constante vigilância médica, mas ainda na ativa – manteve até o fim seus artigos quinzenais na página dois de “O ESTADO DE SÃO PAULO” – o velho advogado e professor de várias gerações não resistiu a um infarto enquanto dormia.
Seus últimos tempos foram trabalhosos. Além da saúde frágil, que lhe atrapalhava as rotinas, pesava-lhe a falta da mulher, FILOMENA, fiel companheira desde a juventude, mãe de seus três filhos e recentemente falecida. Nem por isso ele abandonou o escritório, onde preparava pareceres sempre talentosos, com ajuda de seu filho REALE JÚNIOR, também jurista e ministro da Justiça do governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Sua cabeça ignorou, enquanto pôde, que o corpo era nonagenário. Com a voz já menos firme, mas os olhos brilhantes e um gosto pela vida de dar inveja a cinqüentões, ele costumava dizer que “para um velho, um segundo vale uma hora”. Afligia-se ao ver que há livros demais para ler, idéias para pensar e a História passando rápida à sua volta. Por isso, com seu corpo miúdo e pernas que já haviam deixado para trás duas ditaduras, seis constituições (as de 34,37,46,64,69 e 88) e nove décadas de história brasileira, ele vivia correndo, entre sua casa, o escritório da Avenida Nove de Julho, as palestras pelo mundo e as reuniões na Academia Paulista de Letras. É exemplar dessa vitalidade a última frase de seu último texto para o “ESTADO”, em que ele antecipa um aspecto da Constituição “que teremos oportunidade de analisar, a partir do próximo artigo”.
MIGUEL REALE nasceu em SÃO BENTO DE SAPUCAÍ (SP) em 6 de novembro de 1910. Em 1932, participou da inauguração da AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA, criada por PLÍNIO SALGADO, tornando-se um de seus principais teóricos. Neste ano, alistou-se como sargento na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. Terminou a Faculdade em 1934 e publicou nesse ano seu primeiro livro: O ESTADO MODERNO. Começou então uma série de trabalhos, que totalizaram mais de 60 obras. Em 1936, assumiu a direção da revista PANORAMA. Fundou o AÇÃO, jornal dos integralistas paulistas. Em 1938, no governo de GETÚLIO VARGAS, exilou-se pelo período de um ano na ITÁLIA. Em 1941 defendeu a tese de doutorado FUNDAMENTOS DO DIREITO, na qual lança as bases de sua Teoria Tridimensional do Direito. No mesmo ano tornou-se catedrático de Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de SÃO PAULO (USP). Em 1942, foi nomeado membro do Conselho Administrativo do Estado. Em 1945, com a volta do regime democrático, participou da fundação do PARTIDO POPULAR SINDICALISTA (PPS), que no ano seguinte se incorporaria ao PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA (PSP), liderado por ADHEMAR DE BARROS. Em 1947, assumiu o posto de secretário da Justiça do Estado de SÃO PAULO no governo de ADHEMAR DE BARROS. No mesmo ano criou a primeira Assessoria Técnico-Legislativa do País, para racionalização dos serviços legislativos. Em 1949, tornou-se reitor da USP; instaura os primeiros Institutos Oficiais de Ensino Superior, no interior do Estado. O primeiro deles, a Faculdade de Medicina de RIBEIRÃO PRETO. No mesmo ano, fundou o Instituto Brasileiro de Filosofia, que reúne vários intelectuais do País. Em 1950 seu nome chegou a ser lançado como candidato ao governo do Estado de SÃO PAULO pelo PSP, mas a candidatura é liquidada por ADHEMAR DE BARROS, que apoiou LUCAS NOGUEIRA GARCEZ. Depois de romper com o grupo a que era ligado, MIGUEL REALE foi lançado como candidato ao Senado.
Centenas de amigos e admiradores compareceram às cerimônias de despedida do filósofo, jurista e professor MIGUEL REALE. Seu corpo foi velado na casa da família, na zona sul da capital, a partir das 9 horas. No fim da tarde, foi sepultado no Cemitério SÃO PAULO.
Dois filhos – o ex-ministro da Justiça, MIGUEL REALE JÚNIOR e EBE REALE – quatro netos e quatro bisnetos – receberam cumprimentos de importantes figuras políticas, como o governador de SÃO PAULO, CLÁUDIO LEMBO, o senador EDUARDO SUPLICY, os ex-ministros de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS (Comunicações) e CELSO LAFER (Relações Exteriores) e o presidente do PMDB, Deputado MICHEL TEMER.
“Ele deixou uma marca em todos os seus alunos na Faculdade de Direito, e eu fui um deles”, disse TEMER. “E deixou uma marca de probidade, de seriedade, de quem é capaz de pregar idéias e muitas vezes passar da idéia para a ação. E o que é mais surpreendente, ainda agora, com idade avançada, pregava suas idéias na coluna do jornal”.
O secretário das Subprefeituras, ANDREA MATARAZZO, foi representando o ex-prefeito JOSÉ SERRA. “Era de uma lucidez irritante. Sempre foi muito objetivo e muito cristalino em suas análises”, disse MATARAZZO, que trabalhou com REALE na ELETROPAULO. “Entra para a história sem ter perdido um momento de lucidez”, em sua longa vida profissional”.
Presença maciça nas cerimônias foi do campo jurídico. Personalidades como o ministro do Supremo Federal ENRIQUE RICARDO LEWANDOWSKI, o juiz da Corte de HAIA JOSÉ FRANCISCO REZEK e o presidente da Ordem dos Advogados do BRASIL, secção SÃO PAULO, LUIZ FLAVIO BORGES D´URSO.
Sua extensa obra jurídica foi lembrada por todos, mas os elogios mais entusiasmados foram dirigidos ao NOVO CÓDIGO CIVIL, atualizado sob coordenação de REALE desde 1975, e por sua paixão em dar aulas.

“É essa cor preta. É essa cor preta”, gritava JOANA DIAS. Passava um dos dedos em sua pele e justificava assim a morte do sobrinho, o faxineiro ROGÉRIO SANTOS DIAS. Ela estava no enterro do rapaz que aconteceu hoje, às 10 horas, no cemitério de ITAQUERA, zona leste da Capital. Cerca de 300 pessoas estiveram no local. Aos 33 anos e com uma ficha criminal limpa, DIAS foi baleado na madrugada de ontem por policiais militares da ROCAM (RONDAS OSTENSIVAS COM O APOIO DE MOTOCICLETAS).

O PM MAURÍCIO MARQUES DA SILVA foi morto ontem quando saía de sua casa, na VILA DA SAÚDE, zona sul. O policial militar chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. SILVA era lotado no 22 º BPMM, em SANTO AMARO. Não se descarta a hipótese de que o autor do homicídio soubesse que se tratava de um PM e que tenha simulado o assalto para assassiná-lo, num ato de vingança.

Em estado de choque por ter deixado o filho de 1 ano e três meses trancado no carro – causando a morte da criança – o administrador CARLOS ALBERTO LEGAL FILHO, de 35 anos, está hospitalizado. Em casos com esse a lei autoriza o juiz a conceder o perdão judicial, isto é, a aplicação de uma pena seria considerada desnecessária. “Ele já foi punido tão severamente que, nesse caso, a lei, até por uma questão de humanidade mesmo, dispensa da aplicação da pena”, explica o presidente do Tribunal de Justiça, CELSO LIMONGI. A delegada que preside o inquérito pretende tomar o depoimento de LEGAL FILHO amanhã, caso ele tenha condições psicológicas para comparecer à delegacia. A pena para homicídio culposo é de 3 anos de detenção.

O ex-jogador do CORINTHIANS, CARLOS ROBERTO CUNHA, de 37 anos, foi preso em flagrante hoje de madrugada, em CAMPINAS, com seis quilos de maconha. A polícia o acusa de chefiar um esquema de distribuição da droga nas cidades de CAMPINAS, MOGI MIRIM e ITAPIRA.
CARLOS ROBERTO, que atuava como lateral-esquerdo, participou da equipe que conquistou o título paulista de 1997 para o CORINTHIANS. Um ano antes, havia sido vice-campeão brasileiro pela PORTUGUESA. Ele deixou os gramados há quatro anos, após passar por várias equipes.
De acordo com o delegado PEDRO PÓRRIO, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC), o ex-jogador trazia maconha do PARAGUAI de carro e revendia para as “bocas” da região. Ele movimentava cerca de meia tonelada da droga mensalmente.

O ex-prefeito JOSÉ SERRA deve permanecer fora de combate pelo menos até a próxima semana. Ele se recupera de uma cirurgia, realizada na última segunda-feira, dia 10, para a retirada de uma hérnia no abdômen. Internado na tarde do dia 10, o ex-prefeito só teve alta na noite de hoje. SERRA, que é pré-candidato ao governo do Estado, deve retornar às atividades com força total após o feriado de 21 de abril. Nas próximas semanas, ele deve intensificar as visitas às regiões do Interior do Estado. 

ADRIANE GALISTEU substitui CAROLINA FERRAZ na peça O RIM, em cartaz no TEATRO FOLHA, em SÃO PAULO. A apresentadora assumiu o posto nesta sexta-feira, depois que a atriz global, no ar em BELÍSSIMA, pediu afastamento da peça – que recebeu críticas negativas após a estréia – por motivos de saúde. Ela estaria com infecção nos rins. GALISTEU interpreta ROSÁRIO, funcionária de uma biblioteca que, aos 30 anos de idade, é seduzida por um aproveitador. O jogador ROGER FLORES prestigiou o início da terceira experiência teatral de GALISTEU.

Durante a celebração da SEXTA-FEIRA SANTA, no COLISEU, em ROMA, o PAPA BENTO XVI lembrou o sofrimento de CRISTO e alertou os milhares de peregrinos que acompanhavam a procissão da via-crúcis para os perigos da “ameaça diabólica na família”. Abrindo a procissão com uma prece, BENTO XVI afirmou que “o sofrimento de CRISTO é a íntegra da história da humanidade, uma história em que os bons são humilhados, os mansos, assaltados, o honesto, oprimido e a pureza do coração é constantemente ridicularizada”.
Em outras partes do mundo, os católicos celebraram a SEXTA-FEIRA SANTA com rituais tradicionais. Em SAN PEDRO CUTUD, uma pequena vila rural nas FILIPINAS, ao menos sete homens foram crucificados voluntariamente como forma de reviver o sofrimento de CRISTO. Na parte velha de JERUSALÉM, milhares de peregrinos reviveram a paixão de CRISTO nas ruas estreitas, percorridas no trajeto conhecido como VIA DOLOROSA. Os fiéis espremeram-se pelo caminho onde JESUS teria carregado a cruz. A procissão terminou na IGREJA DO SANTO SEPÚLCRO.
Mais de 10 mil pessoas se reuniram hoje para acompanhar o espetáculo da PAIXÃO DE CRISTO, em NOVA JERUSALÉM, em PERNAMBUCO. A encenação realizada há mais de 40 anos, é famosa por unir atores conhecidos da televisão com artistas locais, além de mais de 500 figurantes escolhidos entre a população da cidade. Neste ano, foi a vez do ator LUCIANO SZAFIR representar JESUS. MAURÍCIO MATTAR fez o papel de PÔNCIO PILATOS e RAUL GAZOLA, o de HERODES. A atriz CAMILA MORGADO interpretou MARIA.  

REALIZADO pelo hospital chinês XIJING, na cidade de XIAN, o segundo transplante parcial de rosto do mundo. A cirurgia foi feita no caçador LI GUOXING, de 30 anos, que perdeu a face direita ao ser atacado por um urso. LI ganhou uma nova bochecha, lábio superior, nariz e sobrancelha. O primeiro transplante parcial de rosto foi realizado na FRANÇA, em 2005, na paciente ISABELLE. LI dependerá por toda a vida de medicamentos contra a rejeição dos tecidos transplantados. Na CHINA.

Assisto o DVD “CRASH - NO LIMITE”, do diretor PAUL HAGGIS, rodado dos EUA/ALEMANHA, em 2004. Azarão na corrida do OSCAR 2006, a fita levou três prêmios: roteiro original, montagem e, grande surpresa, melhor filme. Uma vitória injusta diante de concorrentes como BOA NOITE E BOA SORTE e O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN. O drama marca a estréia na direção do roteirista de MENINA DE OURO. É grande a sensibilidade de HAGGIS para criar personagens e situações críveis, embora o desenvolvimento da história ganhe coincidências pouco convincentes. Começa extremamente impactante o mosaico de tipos de LOS ANGELES às voltas com o preconceito e a intolerância racial. São várias histórias que correm paralelas e, em algum ponto, se encontram. Há, por exemplo, o caso do promotor público (BRENDAN FRASER) e de sua mulher dondoca (SANDRA BULLOCK), assaltados por uma dupla de negros. Com MATT DILLON, THANDIE NEWTON e TERRENCE HOWARD. Estreou nos cinemas em 23 de outubro de 2005.
                
2 007     :    -     SÁBADO
EM SILÊNCIO, RUMINE SEUS PROBLEMAS, REFLITA SOBRE A SUA RESPONSABILIDADE NOS ACONTECIMENTOS, MAS CUIDE PARA QUE ESSE EXERCÍCIO NÃO RESULTE EM INÚTEIS SENTIMENTOS DE CULPA. ESSA REFLEXÃO DEVE LIBERTAR, E NÃO PESAR AINDA MAIS.
Levanto tarde neste sábado. Os acontecimentos de ontem chegaram a cansar. Como estou atrasado com as anotações em minhas memórias, trabalho algumas horas no computador.
PAULO CÉSAR vai usar smoking pela primeira vez. Ele acompanha a KÁTIA na festa de colação de grau, no SALÃO DAS AMÉRICAS, na BARRA FUNDA. Sua avó ajuda-o vestir o traje. Mais tarde, vamos à casa do JOSÉ e DORA para assistir uma festinha de crianças, na comemoração do primeiro aniversário do PIETRO MOREIRA PIANCO, neto deles, filho do ALEXANDRE. Permanecemos ali até tarde da noite, com a presença de muitas crianças e de parentes.
DIÁRIO OFICIAL de 14 de abril publica a transferência para a reserva do mais antigo dos TENENTES-CORONÉIS PM, que ocupava o número um do almanaque dos oficiais, LUIZ NAKAHARADA. Nasceu em 14 de abril de 1945 (passa para a reserva por ter atingido a idade máxima para permanecer como tenente-coronel na ativa, 62 anos). Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 9 de março de 1966. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1970. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1970; 1º TENENTE – 1º de fevereiro de 1974; CAPITÃO – 25 de janeiro de 1979; MAJOR – 15 de dezembro de 1985; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1990.
NAKAHARADA foi um dos mentores da criação do núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na LAPA. Muito trabalhou para o progresso do MMDC naquela região. No próximo dia 17, na PRAÇA JOHN LENNON, dentre as festividades programadas também está a da despedida do NAKAHARADA.  

Os ensinamentos com o erro na prova de SEPANG, domingo, dia 9, foram grandes. Só isso explica a frieza de FELIPE MASSA, hoje, ao estabelecer a segunda pole position consecutiva na temporada, quinta na carreira, no GP DE BAHREIN, terceira etapa do campeonato. Mas a luta pode ser apertada. A grande surpresa do Mundial, o jovem e talentosíssimo LEWIS HAMILTON, da McLAREN, larga ao seu lado, na segunda colocação. Os dois disputavam o segundo lugar na MALÁSIA, quando MASSA errou.
O bicampeão do mundo e líder do campeonato, FERNANDO ALONSO, não foi além do quarto tempo, atrás de RAIKKONEN. A seguir, classificaram-se os dois pilotos da BMW: NICK HEIDFELD foi quinto e ROBERT KUBICA, sexto. GIANCARLO FISICHELLA larga em sétimo. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO tem apenas o 15º tempo. 

Estava tudo armado hoje para uma grande festa pelos 95 anos do SANTOS, só que o BRAGANTINO frustrou a comemoração. No PACAEMBU, o time do Interior conseguiu segurar um 0 a 0 com o PEIXE no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Paulista. No entanto, a vantagem na série continua com os santistas, que jogarão por um outro empate no segundo duelo, no dia 22, domingo, no MORUMBI, para chegar à decisão.

Ao analisar a documentação apreendida durante a OPERAÇÃO HURRICANE, investigadores avaliaram ter nas mãos um farto conjunto de provas que incriminam muitos dos 25 presos acusados de integrar a máfia dos bingos e caça-níqueis. A Polícia Federal está analisando documentos encontrados em locais como as centrais de contabilidade dos pontos de jogo do bicho e da máfia dos caça-níqueis. A PF apreendeu bens dos acusados que, se somados, ultrapassam os 20 milhões de reais.
Hoje, os presos receberam a visita de amigos e advogados na carceragem da PF. Os advogados reclamaram que foram impedidos de se encontrar com os clientes pela manhã e não tiveram acesso aos detalhes das investigações. A OAB fez uma reclamação formal ao ministro da Justiça, TARSO GENRO. Os depoimentos começaram hoje. Os advogados de dois presos entraram no Supremo Tribunal Federal com pedidos de relaxamento de prisão do desembargador CARREIRA ALVIM e do genro dele, SILVÉRIO NÉRI CABRAL JÚNIOR. O delegado federal ÂNGELO GIÓIA disse que os advogados foram impedidos de entrar por questão de segurança.

Nasceu o primeiro filho da atriz VANESSA GERBELLI e VINÍCIUS COIMBRA. Batizado como TITO, o bebê nasceu de cesariana, no Hospital Perinatal, no RIO. 

Às voltas com um processo de adoção desde 2006, GAL COSTA obteve hoje a guarda provisória do menino GABRIEL, de dois anos. Com problemas de raquitismo, GABRIEL passou por três abrigos no RIO até conhecer a cantora na CASA JIMMY, em SANTA TEREZA, no início do ano. Na última semana a promotoria pública do RIO DE JANEIRO contestou a ação, alegando que GAL teria passado na frente de 364 pessoas que estão na fila de adoção. O caso agora deverá ser novamente apreciado em 20 dias, quando três desembargadores decidirão se o menino continua com a cantora em SALVADOR ou volta ao abrigo para ser adotado pelo primeiro casal da fila.

O quadro clínico de DIEGO MARADONA permanece estável, mas o astro continuará internado. Segundo o boletim médico as dores abdominais que motivaram a internação já passaram. O drama vivido pelo astro parece não ter fim. Depois da “fantástica” recuperação que motivou sua alta na quarta-feira, dia 11, ele foi novamente internado na noite da quinta-feira no Hospital MADRE TERESA DE CALCUTÁ, na cidade de EZEIZA, a 30 km de BUENOS AIRES, com fortes dores na barriga. De lá, foi transferido para a clínica particular LOS ARCOS, na Capital. Segundo o médico OSCAR CICCO, que atendeu o jogador na madrugada de ontem, MARADONA mostrou desespero com a situação. “Por favor, doutor, acabe com essa minha dor”, disse ele a CICCO, em referência às dores abdominais. “Dei analgésicos e aí ele ficou mais tranqüilo”, afirmou o médico, em entrevista à emissora local “RÁDIO 10”. DIEGUITO sofre com uma hepatite crônica provocada pelo vício em bebidas alcoólicas.

Comerciantes mais ansiosos já tinham até preparado souvenires comemorativos, de olho no frisson provocado pela reedição de um conto de fadas. Mas a ducha de água fria veio hoje, com a notícia de que o príncipe WILLIAM, segundo na linha de sucessão do trono do REINO UNIDO, terminou o namoro de quase quatro anos com KATE MIDDLETON, a bela jovem que a mídia britânica tanto tentou transformar numa substituta da princesa DIANA.
A principal teoria é de que uma combinação entre distância e assédio da mídia contribuiu para complicar o relacionamento entre a moça e o filho mais velho de LADY DI e do príncipe CHARLES.
WILLIAM há meses está baseado num acampamento militar no interior da INGLATERRA e, segundo fontes citadas pelo “SUN”, encontrava-se com a namorada apenas uma vez por semana.  Apesar de toda especulação sobre um iminente e pomposo casamento real – alimentado pelo fato de MIDDLETON ter sido vista sob a escolta oficial de agentes de segurança – o príncipe já havia declarado não ter pressa alguma para encarar o altar.
A vida de sua namorada mudou radicalmente: nos últimos meses, KATE se viu seguida e perseguida por paparazzi diariamente em LONDRES. Por algumas vezes seus advogados ameaçaram a imprensa com liminares e ações judiciais e a cara de poucos amigos exibida pela moça nas fotos mais recentes era um sinal de que ela não estava lidando muito bem com a situação.

Mais de 170 pessoas foram presas hoje no centro de MOSCOU, na RÚSSIA, entre elas o ex-campeão mundial de xadrez GARRY KASPAROV, ao tentar organizar um protesto contra o governo do presidente VLADIMIR PUTIN perto do KREMLIN. Os manifestantes acusavam PUTIN de reprimir as liberdades democráticas e exigiam a eleição de um novo presidente. KASPAROV, de 44 anos, que foi campeão mundial de xadrez por mais de uma década, lidera o grupo FRENTE ÚNICA UNIDA, parte da coalizão de oposição A OUTRA RÚSSIA. Ele foi levado a um tribunal, onde foi indiciado por perturbar a ordem. Ao ser preso, KASPAROV gritou para jornalistas: “Digam a seus líderes que esse regime é criminoso, é um Estado policial”. Mais de nove mil policiais foram mobilizados para impedir a realização da manifestação. PUTIN nega reprimir as liberdades democráticas e acusa a oposição de desestabilizar a RÚSSIA.

Pelo menos 115 pessoas morreram hoje em mais um dia de violência no IRAQUE. No atentado mais sangrento, pelo menos 65 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas quando um carro-bomba conduzido por um suicida explodiu perto do mausoléu do imã HUSSEIN, neto do PROFETA MAOMÉ, na cidade sagrada de KERBALA, 80 km ao sul de BAGDÁ.
O ataque ocorreu pela manhã diante de um terminal de ônibus repleto de peregrinos xiitas, muitos deles estrangeiros. Segundo o Ministério do Interior, dezesseis crianças morreram na explosão do carro-bomba.
Em BAGDÁ, outro atentado, contra a ponte JADRIYA, matou dez pessoas e feriu doze. A polícia disse que a importante ponte, que cruza o RIO TIGRE, não foi danificada pela explosão do carro-bomba. Na quinta-feira, dia 12, um ataque destruiu completamente outra ponte, mais ao norte, matando onze pessoas.
Além dos atentados em KERBALA e BAGDÁ, pelo menos outras quarenta pessoas foram mortas – ou encontradas mortas – em várias partes do IRAQUE. Na localidade de BIJI, 200 km ao norte de BAGDÁ, um suicida atacou um posto militar, matando pelo menos cinco soldados iraquianos e ferindo outros quatro.
O Exército americano anunciou hoje a morte de um soldado dos EUA em um atentado a bomba, no dia 13, sexta-feira, no sul do IRAQUE.
Ainda hoje, homens armados atacaram no norte de BAGDÁ a casa de ADNAN AL-DULAIMI, líder do maior bloco sunita do Parlamento iraquiano – com 44 cadeiras – mas ele estava visitando a JORDÂNIA. Cinco seguranças de DULAIMI ficaram feridos.  

2 008    :       -     SEGUNDA-FEIRA -    213H1  84  16181Z218.
Muita chuva durante a madrugada e nesta manhã. Levanto às 7 horas. Logo estou lendo os jornais: O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE e DIÁRIO DE SÃO PAULO. Por volta das 9 horas, começo o meu trabalho no computador.
No FÓRUM DOS LEITORES do “ESTADÃO” vamos encontrar uma carta da Professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM:
SOS SOBERANIA NACIONAL
“Nós, cidadãos abaixo-assinados, vimos saudar efusivamente o governador de RORAIMA, senhor JOSÉ DE ANCHIETA JÚNIOR, pelos esforços coroados de êxito efetuados no sentido de evitar a expulsão dos não-índios da Reserva Raposa Serra do Sol. Louvamos também a decisão das Forças Armadas de não participar desse ato, que qualificamos como crime de lesa-pátria. Nosso Brasil pertence igualmente a brancos, negros e índios, que se encontram em processo de miscigenação há 500 anos. Não por acaso, já em 1648 as três etnias se uniram e expulsaram os invasores holandeses, pertencentes a uma das maiores potências na época. Mesmo em número superior aos nossos, 4.500 contra 2.200, saíram, vencidos na memorável Batalha de Guararapes, nas proximidades de Recife. Costuma-se ver nesse episódio o nascimento da nacionalidade e do Exército brasileiro. Soa a todos nós que a política demarcatória de terras para as minorias, que está sendo levada adiante pelo governo, é inconcebível e desagregadora do País, pondo em risco a soberania nacional.”

Chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 12:30 horas. Aproveito o sossego para imprimir alguns dias de minhas memórias, que estavam atrasados. Um pouco depois vou almoçar com COLOMBO e ALEMÃO. O COLOMBO acompanha-me até o MMDC. A funcionária MARINEI conta que GINO e MENDES passaram na Sociedade enquanto eu almoçava. O major pede-me que o leve até a AFAM, atualmente presidida pelo CORONEL PM ROBERTO ALEGRETTI. Ele quer adquirir óculos numa loja que funciona naquele local. Somos atrapalhados pela chegada do MILTON FERNANDES, que está procurando meios para o funcionamento do link de sua KHRONOPEDIA – BRASIL EM MOVIMENTO. Acontece que tenho também de passar na agência do BANESPA, pois perdi o cartão de débito e preciso cancelá-lo e pedir outro. Depois de passar pelo banco, vou levar o COLOMBO à AFAM (Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Paulo). Fazemos uma caminhada pelas Ruas BOA VISTA e FLORÊNCIO DE ABREU.
É a primeira vez que compareço nesse lugar, bastante amplo, com muita gente da PM transitando e fazendo compras. Após a compra dos óculos, COLOMBO e eu vamos até o metrô SÃO BENTO. Embarco em direção à ARMÊNIA e o major retorna ao centro. 

Os depoimentos do inquérito sobre o assassinato de ISABELLA NARDONI, de 5 anos, revelam os momentos de pânico no Edifício LONDON pouco depois da queda da menina da janela do apartamento de seu pai, no 6º andar. Os textos obtidos pelo “ESTADO” mostram desde reações de ALEXANDRE CARLOS NARDONI, de 29, e de ANNA CAROLINA JATOBÁ, de 24, até detalhes do relacionamento do casal, contados pelos dois, mas também por parentes, vizinhos e funcionários do prédio.
Peritos do Instituto de Criminalística concluíram que a pegada encontrada no lençol do quarto em que ISABELLA estava é compatível com um calçado de ANNA CAROLINA JATOBÁ, de 24 anos. Em depoimento à polícia, a madrasta de ISABELLA declarou que usava tamancos naquela noite e os tirou assim que entrou no apartamento, deixando-os na cozinha.
Duas informações são consideradas fundamentais pelos investigadores: a mancha de sangue no lençol e as detectadas na calça jeans e numa camisa da madrasta. A previsão é de que o laudo final seja finalizado até sexta-feira.

A Polícia Federal de GOIÁS tem provas de que a menina L.R.S., de 12 anos, vivia como escrava na casa da empresária SÍLVIA CALABRESI LIMA. Após ouvir 25 testemunhas, o delegado de Defesa Institucional, RAUL ALEXANDRE MARQUES DE SOUZA, pretende indiciar, até o final do mês, a empresária e seu marido pelo crime de “redução à condição análoga de escrava”. Caso condenados, poderão cumprir de dois a oito anos de reclusão.

Três mulheres e uma menina de 11 anos foram estupradas por cinco assaltantes, após o ônibus em que viajavam com mais 36 passageiros ser fechado por um FIAT UNO e assaltado num trecho da rodovia PA-150, entre os municípios de MARABÁ e XINGUARA, no sul do PARÁ. Desde domingo, dia 13, a polícia procura o bando, que fugiu após cometer os crimes, e suspeita de que seus integrantes estejam escondidos em fazendas da região.

Um grupo de pelo menos dez homens fortemente armados tentou resgatar criminosos que cumprem pena no Presídio Federal de CAMPO GRANDE, em MATO GROSSO DO SUL. Os agressores chegaram até o pátio externo da penitenciária, depois de cortar os arames farpados da cerca que delimita a área do presídio, e de uma distância de 100 metros dispararam tiros de fuzis de longo alcance contra três das quatro torres de vigia. A penitenciária abriga, entre outros, os megatraficantes FERNANDINHO BEIRA-MAR e JUAN CARLOS ABADÍA.
A investida, que não deixou feridos, aconteceu às 23:30 horas de ontem. Os agentes penitenciários reagiram. Por 30 minutos, houve troca de tiros. Os atiradores não foram identificados. Eles fugiram depois que os agentes utilizaram granadas para deter o avanço dos invasores. 

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, HAROLDO LIMA, surpreendeu hoje o mercado ao afirmar, em seminário promovido pela Fundação GETÚLIO VARGAS, que a área de exploração conhecida como PÃO DE AÇÚCAR, na BACIA DE SANTOS, pode conter até cinco vezes o volume de petróleo do megacampo de TUPI, anunciado no ano passado.

A história da MISS BRASIL, NATÁLIA ANDERLE, de 22 anos, tem ingredientes de um típico conto de fadas. Natural de ROCA SALES, no interior do RIO GRANDE DO SUL, ela aprendeu logo cedo a lidar com a roça e ordenhar vacas. Dos 16 aos 18 anos, foi empregada doméstica. Há pouco menos de um ano foi descoberta por acaso no site de relacionamentos ORKUT.
Aos 18 anos, NATÁLIA se mudou para ENCANTADO, também no Estado sulista. Lá, ela abriu uma clínica estética com serviços de maquiagem, drenagem linfática, entre outras técnicas. “Minha filha sempre quis ser independente. Não tenho vergonha de dizer que ela foi diarista, é uma profissão digna”, conta a mãe SILVANA ANDRADE.

O bilionário SÍLVIO BERLUSCONI, de 71 anos, duas vezes primeiro-ministro, obteve hoje um claro mandato para voltar a governar a ITÁLIA, imersa na estagnação econômica e na instabilidade política. A aliança de centro-direita O POVO DA LIBERDADE (PDL) obteve 47,3% dos votos no Senado, enquanto a frente de centro-esquerda PARTIDO DEMOCRÁTICO (PD), do ex-prefeito de ROMA, WÁLTER VELTRONI, recebeu 38,1%. Já na Câmara dos Deputados, o DPL venceu o DP por 46,7% a 37,6%. O comparecimento de 80%, ficou dentro do alto patamar histórico da ITÁLIA.

2 009      :      -    TERÇA-FEIRA  1826271  13315H1182/    1514143  K153GH20
O Chefe do 21º Depósito de Suprimento sentir-se-á honrado com a presença de V.Exª V.Sª para as comemorações alusivas ao Dia do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.
DATA: 14 de abril de 2009
HORÁRIO: a partir das 09:30 horas
LOCAL: Avenida Raimundo Pereira de  Magalhães, 147
                Vila Anastácio – São Paulo – SP
LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA RIBEIRO – CEL INT
CHEFE DO 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO
Antes de sair de casa, para cumprir o compromisso de me encontrar com o CORONEL PM Ref MENDES e o GINO STRUFFALDI, abro a internet e extraio cópia do Diário Oficial, quanto a publicação do remanejamento dos coronéis:
POLÍCIA MILITAR
Decreto de 13-4-2009
Transferindo, por conveniência do serviço, todos a partir de 16 de abril de 2009:
Cel QOPM 771.274-0 Danilo Antão Fernandes, CPA/M-5, para o EM/PM, cessando a sua adição ao EM/E, nomeando-o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Cel QOPF 830.078-0 Eurídice Orpheu Alves de Souza, da APMSSP, para o CFAP; Cel QOPM 1.588-1 Ariovaldo Sérgio Salgado, do Gab Cmt G, para o CPI-1, designando-o Comandante; Cel QOPM 6.157-3 Paulo Cesar Franco, do CFSd-”Cel Assumpção”, para a DE; Cel QOPM 83.521-8 Daniel Barbosa Rodrigueiro, do EM/PM, para o CPI-3; Cel QOPM 84.304-A Izaul Segalla Júnior, do CPC para o CBI; Cel QOPM 84.313-0 Joviano Conceição Lima, do CPI-5 para o CPI-9; Cel QOPM 86.099-9 Admir Gervásio Moreira, do CPA/M-3 para o CPM, designando-o Comandante; Cel QOPM 90.291-8 Jorge Luiz Pereira, do COM para o EM/E-Coord Op; Cel QOPM 90.321-3 Roberto Costa, do EM/PM para o CPI-1; Cel QOPM 90.341-8 Davi Nelson Rosolen, do CBI para a Correg PM; Cel QOPM 90.349-3 Marco Antônio Augusto, do CPA/M-11 para o EM/PM; Cel QOPM 771.220-A Ailton Araújo Brandão, do CPC, para o CPI-6, designando-o Comandante; Cel QOPM 771.276-6 Ernesto de Jesus Herrera, do CPI-1 para o CPA/M-11; Cel QOPM 780.495 4 Cláudio Antonio Rissoto, do CPM para o CFSd; Cel QOPM 790.435-5 Sérgio Luiz dos Santos, do CPI-3 para o CPI-5; Cel QOPM 790.458-4 Luiz Humberto Navarro, do CPA/M-12 para o CCB, designando-o Comandante; Cel QOPM 790.459-2 Maércio Ananias Batista, do CPA/M-4 para o CPC, designando-o Comandante; Cel QOPM 790.460-6 Vicente Antonio Mariano Ferraz, da DPCDH para o Gab Cmt G; Cel QOPM 790.470-3 Luiz de Castro Júnior, do CPA/M-2 para DPCDH; Cel QOPM 790.499-1 Osni Sérgio Sabbatini, do CPA/M-8 para a APMSSP; Cel QOPM 801.170-2 Reginaldo Campos Repulho, do CEIB para o CBM; Cel QOPM 771.098-4 Jorge Luiz Alves, do CPI-6 para o CPM.
Antes das 9 horas, estou com o GINO e com o MENDES. Vamos para o 21° DSup. Somos recepcionados pelo CORONEL Int LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA RIBEIRO. Em seu gabinete encontramos o TENENTE-CORONEL LEMOS, o MAJOR MAXIMIANO, dois oficiais superiores do Exército equatoriano, o TENENTE-CORONEL PM CLÁUDIO MIGUEL MARQUES LONGO, Comandante do 4º BPMM, bem como o MAJOR PM KENJI que atualmente é o comandante interino do 4º BPMM face férias do LONGO. Com a chegada do GENERAL-DE-BRIGADA EDUARDO SEGUNDO LIBERALI, Comandante da 2ª Região Militar, descemos para a solenidade. No pátio do quartel também estão: CORONEL Res EUCLIDES OLSCHOWSKY DA CRUZ, ex-chefe do 21º DSup, TENENTE-CORONEL CAMILO, que até bem pouco tempo era o sub-chefe do DSup e agora transferido para CRUZ ALTA (RS), CORONEL PM Ref LUIZ NAKAHARADA (que hoje está aniversariando), Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MAJOR SOBRINHO, do 2º Batalhão de Polícia do Exército, doutora THEREZINHA (da OAB/SP, na LAPA), CORONEL ODIR, Chefe da 2ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO – 2ª ICFEx, CORONEL Res ROBINSON SANTIAGO e muitos outros oficiais e civis nossos conhecidos.  
Comemora-se o DIA DA INTENDÊNCIA e se faz uma homenagem ao patrono da Intendência, MARECHAL CARLOS CARDOSO BITTENCOURT (nasceu em 12 de abril de 1840 e foi assassinado em 5 de novembro de 1897).
Após o desfile da tropa é servido um coquetel. Podemos conversar com os amigos e passar momentos descontraídos. O Professor JOSÉ CARLOS reclama da falta de entrosamento com os atuais comandantes dos batalhões do CPA/M-5, como acontecia anteriormente. Com isso, o nosso núcleo da LAPA sofre solução de continuidade. Pode ser que a solenidade habitual do 23 de maio nem seja comemorado na área. Trocamos idéias sobre a presidência do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde a doutora NELLY ainda sofre a intervenção determinada judicialmente num processo que moveram contra ela. Isso ainda não acabou e prejudica muito a organização.
Deixando esse quartel, o MENDES leva o GINO e eu até o Metrô – Estação ARMÊNIA. O presidente vai para casa e eu para a Sociedade. Recebemos a visita do desembargador aposentado BENEDICTO PEREIRA CORTEZ, que vem pagar a anuidade, como nosso associado. Não encontramos a ficha dele. Depois lembramos que a antiga funcionária LILIAN, na audácia de furtar dinheiro do MMDC, deu sumiço na ficha de alguns associados. Um desses casos é justamente do desembargador CORTEZ. Nova documentação será feita pela MARINEI. Também comparece na Sociedade o sobrinho de SÉRGIO ANTÔNIO SCIORLIA, que trata da documentação para a imortalização do veterano ALFREDO NICOLINO SCIORLIA no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista no próximo 9 de julho. Deixo o MMDC por volta das 16 horas.
Em casa, LUCINDA queixa-se das mesmas dores que lhe atormentaram no mês de dezembro do ano passado e que ficaram no corpo durante vários meses. Quando pensava que estava curada, tudo começou de novo. Também as manchas vermelhas na pele, na barriga, retornaram. Precisa retornar ao médico.    

O drama de ROGÉRIO CENI começa a ser contornado. O goleiro passou por cirurgia para corrigir a fratura e recompor o ligamento deltóide do tornozelo esquerdo. Ele segue internado no Hospital do Coração, mas passa bem depois de receber uma placa de titânio e seis pinos para fixar a fíbula e o maléolo, além de uma âncora para o ligamento. Os médicos do SÃO PAULO garantem: sua carreira não está ameaçada. “Tenho certeza de que ele vai voltar a jogar”, afirmou o superintendente de futebol e médico são-paulino MARCO AURÉLIO CUNHA. “É claro que pode acontecer algum imprevisto, como com qualquer ser humano. Ele tem 36 anos, mas, por ser um atleta, pela rapidez com que a cirurgia foi feita, a qualidade da equipe que o operou e as condições de recuperação que o SÃO PAULO proporciona, é como se fosse um menino de 18 anos. Não haverá seqüelas a curto prazo. Talvez quando ele ficar mais velho sinta uma dorzinha de vez em quando, como todo mundo que já teve fratura sente”. ROGÉRIO CENI ficará três semanas sem poder tocar com o pé esquerdo no chão, usando um protetor móvel.

Em um clássico entre tenistas que já ocuparam a primeira posição do ranking mundial, MARAT SAFIN impediu a 500ª vitória na carreira de LLEYTON HEWITT. O russo venceu e pode enfrentar ROGER FEDERER nas próximas rodadas do MASTERS DE MÔNACO. Os principais cabeças de chave estrearam bem. NOVAK DJOKOVIC, número três do mundo, derrotou OSCAR HERNANDEZ, enquanto ANDY MURRAY, 4º, bateu VICTOR HANESCU.   

O advogado criminalista MARCO POLO LEVORIN abandonou a defesa de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ. O casal é acusado de matar ISABELLA NARDONI, de 5 anos, no dia 29 de março de 2008 e deve ir à júri popular ainda este ano. No lugar de LEVORIN assume o advogado ROBERTO PODVAL. Para dar continuidade ao processo, PODVAL deve se encontrar nos próximos dias com ALEXANDRE NARDONI e ANNA JATOBÁ, que estão presos em TREMEMBÉ.

Uma jovem de 19 anos sobreviveu após levar quatro tiros, ser jogada de uma ponte e esperar durante 14 horas por socorro, na cidade de CAMPO LARGO, na região metropolitana de CURITIBA. LUCIANA APARECIDA DE ROCIO levou dois tiros nas costas, no rosto e no ombro por volta das 4:30 horas e só foi encontrada por volta das 18:30 horas de ontem. Uma mulher que estava com LUCIANA e também foi baleada no rosto morreu no local. Depois de balear as mulheres, os criminosos teriam empurrado as duas de uma altura de aproximadamente 15 metros. Elas foram vistas às margens do rio por um morador do bairro, que chamou a polícia. A polícia ainda não tem suspeita sobre a autoria  do crime, mas como o pai de LUCIANA disse que ela e a amiga são usuárias de drogas, a polícia trabalha com a hipótese que os suspeitos queriam executá-las.

Convencida de que o CASO CESARE BATTISTI se transformou em um julgamento com alto conteúdo político, a defesa do extremista italiano mudou de estratégia. LUÍS ROBERTO BARROSO, um dos mais renomados advogados constitucionalistas do País, comandará a defesa. Até então único advogado do caso, o ex-deputado LUIZ EDUARDO GREENHALGH terá de dividir espaço.

O delegado da Policia Federal PAULO LACERDA conseguiu suspender o depoimento que deveria prestar amanhã à CPI DOS GRAMPOS. O ministro MARCO AURÉLIO MELLO, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar favorável a LACERDA, que alegou viver atualmente em PORTUGAL, onde é adido policial na embaixada brasileira. Ele se propõe a prestar o depoimento por meio de um instrumento jurídico conhecido como carta rogatória.

Piratas somalis capturaram hoje dois navios e atacaram outros dois no GOLFO DE ÁDEN, na região do Chifre da ÁFRICA, um dia depois de o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, ter prometido aumentar a ação militar contra a pirataria. Os ataques mostram a determinação dos criminosos em continuar agindo na costa da SOMÁLIA, num claro desafio às forças navais ocidentais que patrulham a região.

O escritor francês MAURICE DRUON, autor do clássico infanto-juvenil O MENINO DO DEDO VERDE, morreu nesta terça-feira, em PARIS, aos 91 anos. Amigo do GENERAL DE GAULLE, DRUON, membro da Academia Francesa desde 1966, nasceu em PARIS, em 23 de abril de 1918, de pai russo. Durante a época soviética, seus livros, entre eles, OS REIS MALDITOS, foram amplamente traduzidos. DRUON também compôs com JOSEPH KESSEL o hino de resistência francesa contra a ocupação nazista e dedicou grande parte de sua carreira na defesa da ortodoxia da língua francesa. Foi ministro da Cultura no início dos anos 1970 e recebeu o Prêmio GONCOURT em 1948.

2 010      :        -        QUARTA-FEIRA
Morreu nesta quarta-feira o MAJOR PM ABÍLIO CESTARI. Nasceu no dia 18 de dezembro de 1924.

O peso dos arquivos de 11 de setembro de 2001, da COPA DO MUNDO de 2002, das eleições 2002, do governo LULA, da Guerra EUA x IRAQUE e muitas outras revistas e demais papéis colocados numa estante de vidro, em minha biblioteca, fizeram quebrar um dos vidros de sustentação e quase não temos “um deslizamento de papéis”, já que estão em voga os deslizamentos de terra. Esse acontecimento vai atormentar minha manhã. Não vejo jeito de consertar o estrago e pretendo deixar como está por enquanto.
Abrindo a Internet vejo uma movimentação de coronéis em principais Unidades da Corporação:
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decreto de 13-4-2010
Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM: 1588-1 Arivaldo Sérgio Salgado, do Estado Maior Especial - Coordenadoria Operacional (EM/E-Coord Op) para o Comando de Policiamento de Área Metropolitana-1 (CPA/M-1), passando-o adido ao Estado Maior Especial (EM/E); 90342-6 Eduardo José Félix de Oliveira, do Comando de Policiamento de Choque (CPChq) para o Estado Maior Especial - Coordenadoria Operacional (EM/E-Coord Op), 790459-2 Maércio Ananias Batista, do Comando de Policiamento da Capital (CPC) para o Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e 790546-7 Marcos Roberto Chaves da Silva, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-1 (CPA/M-1) para o Comando de Policiamento da Capital (CPC).

A Marginal TIETÊ já oferece um trânsito mais limpo para os seus usuários. Deixa de ser aquele tormento do mês de março e mesmo dos primeiros dias de abril. Nesta data, no MMDC, recebemos a visita do nosso companheiro dos bancos da Escola de Oficiais, CORONEL PM MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO. Ele está tratando da documentação para a imortalização dos restos mortais de seu pai, herói de 32, no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista no próximo 9 de Julho. Conversamos sobre alguns momentos de nossos tempos na agora Academia de Policia Militar do “Barro Branco”, então CENTRO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS.
Também vem nos visitar o CAPITÃO PM ANÍSIO, nosso segundo secretário. Ele trata da confecção dos diplomas das medalhas da Sociedade, diretamente com o CORONEL PM MENDES.
A tarde é proveitosa para o MMDC, pois estamos desenvolvendo ligações com pessoas que querem colaborar para com a Sociedade. Uma delas é o RICARDO DELLA ROSA que me manda a seguinte mensagem:

Prezado Cel Mario,
Fico muito feliz com seu email.
Sinto que meus avôs estão orgulhosos de mim por eu colaborar para a memória de 32 não se apagar.
E faço isso com o maior gosto!
Sim, acho uma ótima idéia eu montar uma palestra sobre esses objetos que eu coleciono.
Essas peças são testemunhas silenciosas daqueles dias gloriosos, e quando decifradas corretamente, tem inúmeras histórias para nos contar.
Eu poderia bolar uma palestra envolvendo diferentes tipos de peças - seu papel na história da Revolução, fabricação e conservação.
Creio que o resultado será muito interessante. Vou trabalhar nisso.
Estou em contato com a Camila, mas posso adiantar que dei hoje pela manhã um passo importante para a exposição:
Acredito que consegui os expositores para colocarmos as peças!
Um grande abraço,
Ricardo Della Rosa

O promotor militar VALDEVINO DE OLIVEIRA pediu à Justiça o arquivamento do inquérito que investigou a ação do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da Polícia Militar, no sequestro de mais de cem horas que acabou com a morte da estudante ELOÁ CRISTINA PIMENTEL em 2008, em SANTO ANDRÉ, no ABC.
A jovem foi mantida refém pelo ex-namorado LINDEMBERG ALVES, de 23 anos, que atirou em ELOÁ e na amiga dela, NAYARA RODRIGUES, de 16 anos, durante a invasão do GATE ao apartamento.
O Ministério Público entendeu que o GATE não cometeu nenhum crime. “Não há no inquérito policial militar (IPM) provas de que os PMs cometeram um crime”, diz o promotor.
O grupo foi criticado por especialistas ao permitir o retorno de NAYARA ao cativeiro. Ela tinha sido libertada no segundo dia de negociações, mas voltou ao local para ajudar na rendição.
“Me parece que pode ter havido um erro do gerente da crise, o TENENTE-CORONEL DEPIERI, que autorizou que uma criança (NAYARA) participasse. Mas as gravações do GATE mostram que a menina tinha sido instruída para parar nas escadas, não cumprindo o combinado, e que a mãe dela tinha consentido. Tinham um ‘acordo’ para ela participar”, apontou OLIVEIRA.
No pedido de arquivamento, o promotor afirmou concordar com a conclusão apontada pela PM para o caso, afirmando que oficiais cometeram uma “infração disciplinar punível” administrativamente, dentro da corporação, e não na Justiça.
Sobre o momento da invasão, o promotor diz que os PMs podem ter cometido um “equívoco” quando afirmaram que, antes, ouviram um tiro dentro do imóvel, mas que LINDEMBERG premeditou o crime e, que, quando o GATE entrou, as duas garotas já estavam baleadas.
A previsão era de que o juiz JOSÉ MACHADO MARQUES, do Tribunal de Justiça Militar do Estado, confirmasse o arquivamento do IPM ainda hoje.

O investigador DOUGLAS YAMASHITA, de 29 anos, foi executado por dois homens encapuzados, na noite de ontem, em frente ao Clube Atlético Aramaçan, em SANTO ANDRE, no ABC. Os criminosos atiraram várias vezes contra o policial civil e ainda passaram com o carro por cima do corpo dele. DOUGLAS ficou preso debaixo do veículo e foi arrastado por cerca de 15 metros. O investigador, que trabalhava no 4º DP de SANTO ANDRÉ, chegou a ser levado para o pronto-socorro central da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Os assassinos estão sendo procurados pela polícia.

No ultimo dia 7, a professora DENISE LAURA XAVIER VELUCHI protocolou um pedido de investigação no Ministério Público do Estado de São Paulo, no qual acusa o prefeito de GUARULHOS, SEBASTIÃO ALMEIDA, de ter desviado dinheiro de uma organização não-governamental mantida pelo petista desde 2001. Ela foi presidente da entidade entre dezembro de 2008 até o início deste ano.
A acusação serviu de base para que a Câmara de Vereadores criasse uma comissão, com 17 integrantes, para apurar o caso. Um pedido de impeachment do prefeito também foi protocolado na Casa.
A ONG CASA DE CULTURA ÁGUA E VIDA foi fundada em maio de 2001, pelo atual prefeito. Desde 2004 a entidade tem contrato com a prefeitura no Programa de Saúde da Família. Segundo a ex-presidente, entre 2008 e 2009 a entidade recebeu mais de trinta milhões de reais, fruto de várias parcerias com a administração municipal para a prestação de serviços nas áreas de saúde e assistência social.
O prefeito SEBASTIÃO ALMEIDA deixou a ONG em 2003. A mulher dele saiu em junho de 2009 e, a filha, em janeiro do mesmo ano. Os cartões corporativos só poderiam verificar saldos e extratos, o saque era vedado. Segundo o advogado MAXIMILIANO RIGHI o que foi apresentado como livro-caixa é um documento falso. Os números foram auditados pela Controladoria Geral da União e nunca houve repasse para campanha eleitoral. O convênio começou a ser encerrado com a ÁGUA E VIDA em 2008 porque a prefeitura decidiu contratar diretamente o pessoal de saúde.

Em visita a SALVADOR, o pré-candidato do PSDB a presidente da República, JOSÉ SERRA, elogiou o governo LULA. Questionado se o presidente fez coisas boas em sua administração, o tucano respondeu: “Sem dúvida, sem dúvida. Por exemplo, na época do enfrentamento da crise econômica. O governo foi bastante ágil”. SERRA ainda citou a “consolidação de várias transferências de renda, de auxílios”. “No Bolsa Família, na minha perspectiva, fez um avanço. Aliás, eu quero dizer que o Bolsa Família, na minha perspectiva, deve ser reforçado. Nós devemos, tendo como a família como centro, complementar o Bolsa Família dando oportunidade de emprego e outros tipos de cuidado, inclusive na área da saúde.”
SERRA começa sua campanha pelo NORDESTE, única região onde a sua principal rival, a pré-adversária do PT DILMA ROUSSEFF, está na frente do tucano nas pesquisas de intenção de voto.

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte implodiu hoje à tarde a pedra de cerca de 80 toneladas, que caiu terça-feira, dia 13, e obstruiu a Rodovia RIO – SANTOS, na altura do Condomínio PORTO GALO, em ANGRA DOS REIS. O tráfego precisou ser interditado nos dois sentidos, o que provocou um congestionamento de aproximadamente três quilômetros. Segundo os bombeiros, em NITERÓI, são 165 vítimas fatais.

Com 5 gols de NEYMAR, o SANTOS arrebenta com o GUARANI: 8 a 1. Um dia antes do jogo, NEYMAR mostrou-se empolgado por enfrentar o BUGRE. O garoto das jogadas abusadas parecia antever o estrago que faria na VILA. Foi um bombardeio ao GUARANI e à sua honra. Mostrou-se um rival fraquinho e desorganizado, esteve longe da tradição de um campeão brasileiro (em 1978).

CORINTHIANS vence RACING por 2 a 0 e garante vaga antecipada nas oitavas da LIBERTADORES. Se ainda há um longo e tortuoso caminho até o título, até aqui o CORINTHIANS passou, com uma facilidade pouco comum, no primeiro teste do campeonato. O clube se tornou o primeiro dos brasileiros com lugar garantido na próxima fase.
Sem ADRIANO, que ainda se recupera de dores lombares apesar de ter treinado hoje no RIO, o FLAMENGO perdeu por 2 a 0 para o UNIVERSIDAD CATÓLICA, em SANTIAGO, no CHILE. O time está em situação delicada no Grupo 8. Com sete pontos é o segundo colocado e, mesmo se vencer na última rodada contra o CARACAS, corre risco de não passar para a próxima fase entre os seis melhores segundos classificados. Também hoje, em GUAYAQUIL, no EQUADOR, o INTER empatou por 0 a 0 com o EMELEC pela quinta rodada do Grupo 5.  

ANDY MURRAY, número 4 do ranking mundial, deu vexame em sua estréia no MASTERS 1000 de MONTECARLO. O escocês foi eliminado pelo alemão PHILIPP KOHISCHREIBER. Já RAFAEL NADAL, pentacampeão do torneio, passou por cima de THIEMO DE BAKKER, da HOLANDA. NOVAK DJOKOVIC bateu FLORENT SERRA, da FRANÇA.

O presidente LULA e o primeiro-ministro turco, RECEP ERDOGAN, pediram ao presidente americano, BARACK OBAMA, para que seja dado mais tempo ao IRÃ antes de se recorrer a sanções contra o programa nuclear iraniano. LULA e ERDOGAN reuniram-se por 15 minutos com OBAMA, ao final do encontro bilateral entre os líderes turco e americano.
O encontro com LULA, à margem da cúpula nuclear que terminou hoje em WASHINGTON, não estava previsto. Mas, em declarações públicas, OBAMA não se mostrou disposto a acolher a proposta turco-brasileira de solução negociada. OBAMA voltou a afirmar que os EUA querem que as sanções “avancem rapidamente e de forma agressiva” – sua idéia é que a ONU adote sanções antes de junho. LULA estará em TEERÃ em 16 de maio. 
PEQUIM (Reuters) - O número de mortos pelo forte terremoto no montanhoso planalto do Tibete chegou a 589, afirmou o escritório local de ajuda, segundo a agência estatal chinesa Xinhua. O poderoso sismo, que ocorreu nas primeiras horas de quarta-feira (horário local) destruiu centenas de casas e algumas escolas da região, no sudoeste da China, e feriu milhares de pessoas. Centenas de militares foram enviados para a região e organizações privadas já começaram a despachar ajuda a partir de Xining, a capital provincial. "Vejo feridos em todo lugar. O maior problema agora é que carecemos de tendas, carecemos de equipamentos médicos, remédios e trabalhadores médicos", disse um porta-voz do condado de Yushu, na Província de Qinghai, à agência de notícias Xinhua. Mais de 10.000 pessoas ficaram feridas e milhares desabrigadas em temperaturas geladas após uma série de tremores e réplicas que causaram a queda de várias casas na região, feitas de barro, disseram moradores e a imprensa estatal. Uma represa "rachou", informou a Xinhua, e "funcionários estão tentado evitar o vazamento de água". Não está claro o tamanho da represa ou os estragos que podem ser causados com o seu rompimento. "As pessoas estão muito assustadas", disse Pierre Deve, da ONG local Snowland Service Group, acrescentando que muita gente já perdeu as esperanças de resgatar soterrados com vida. Algumas pontes e estradas ao redor de Yushu foram interrompidas ou ficaram completamente destruídas, o que pode complicar os trabalhos de resgate, disse a televisão estatal. O aeroporto está aberto, mas a rodovia que liga o terminal à cidade foi seriamente danificada, afirmou a TV. Terremotos são comuns no planalto do Tibete, mas costumam causar poucas vítimas por se tratar de uma região pouco povoada. Yushu tem cerca de 100.000 habitantes, espalhados por uma extensa área, mas o sismo atingiu uma região altamente povoada. Autoridades do governo afirmaram à imprensa estatal que a maioria das casas sofreu danos graves. Fotos mostravam grandes edifícios de concreto intactos, com entulho ao redor. Ao menos cinco pessoas morreram na província vizinha de Gansu, disse a Xinhua. O tremor aconteceu ao amanhecer de quarta-feira (noite de terça no Brasil). Segundo a Xinhua, algumas escolas e parte de um prédio público desabaram. A agência relatou que muitos alunos de escolas primárias e profissionalizantes estavam presos sob escombros, mas moradores disseram que a maioria dos estudantes havia conseguido fugir. "A maioria das escolas em Yushu foi construída bem recentemente e deveria ter conseguido resistir ao terremoto", disse Wang Liling, voluntária da Gesanghua, entidade que ajuda crianças escolares em Qinghai. Em maio de 2008, a opinião pública chinesa ficou indignada ao ver o desabamento de escolas na província de Sichuan, enquanto edifícios vizinhos ficaram intactos após o terremoto que matou 80 mil pessoas naquela região. O presidente Hu Jintao e o premiê Wen Jiabao pediram que nenhum esforço seja poupado nas tentativas de resgate, e enviaram o vice-primeiro-ministro Hui Liangyu a Qinghai para acompanhar os trabalhos de emergência, disse a televisão estatal. O líder espiritual tibetano no exílio, Dalai Lama, nascido em Qinghai, disse em comunicado estar rezando pelas vítimas. "É minha esperança que toda a assistência possível e de socorro chegarão a estas pessoas. Também estou explorando como eu, também, posso contribuir para estes esforços", disse o Prêmio Nobel da Paz, acusado por Pequim de promover a independência do Tibete. Ele diz que simplesmente quer uma maior autonomia significativa para o Tibete. O tremor de quarta-feira teve seu epicentro nas montanhas que dividem a Província de Qinghai da Região Autônoma do Tibete - mais precisamente 250 quilômetros a norte-noroeste de Qamdo, no Tibete, e 375 quilômetros a sul-sudeste da localidade mineradora de Goldmu, em Qinghai. Segundo o Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA, o foco foi a 10 quilômetros de profundidade. As encostas ao sul e leste do epicentro são habitadas por pastores e por monges tibetanos, enquanto a região ao norte e a oeste é árida e desolada. Um terremoto de magnitude 5,0 havia atingido a região na noite de terça-feira, e réplicas de magnitude 6,0 ou mais causaram pânico durante a manhã de quarta. (Reportagem adicional de Chris Buckley, Ben Blanchard, Liu Zhen e Huang Yan em Pequim e Isabel Reynolds em Tóquio)

O desastre de avião que há seis dias matou o presidente da POLÔNIA LECH KACZYNSKI e boa parte da elite política e intelectual do país colocou de lado diferenças ideológicas e uniu o país. Isso até a hora de decidir onde enterrá-lo. O anúncio de um cardeal de que o corpo do presidente e da mulher dele poderiam ser sepultados na catedral de WAWEL, na CRACÓVIA, transformou parte do luto da população em raiva. Esta é uma honra destinada só a reis e heróis, categorias nas quais custaria encaixar KACZYNSKI. Seu índice de aprovação estava abaixo de 20% e suas posições conservadoras eram criticadas. Tanto que, no dia 13 500 pessoas protestaram na praça central de CRACÓVIA, considerada a mais bonita das cidades polonesas.

O governo mexicano reluta em divulgar dados relacionados à guerra entre cartéis e a polícia, mas normalmente fala-se em 18 mil vítimas. Esta semana o jornal mexicano LA REFORMA revisou o número alçando a 22,7 mil os mortos em confrontos desde 2006 quando o presidente FELIPE CALDERÓN começou a combater os cartéis. Cerca de 121 mil pessoas foram presas no período. Apenas no ano passado, houve 8.928 mortes violentas ligadas aos cartéis, média de 24 por dia.

O cineasta JAMES CAMERON e a atriz SIGOURNEY WEAVER baixam na Aldeia BACAJA, no miolo do PARÁ, para levar solidariedade aos mais de 400 índios xicrins que lutam contra a construção da hidrelétrica de BELO MONTE no Rio XINGU. CAMERON, diretor do recente blockbuster AVATAR, disse que, se depender de seu empenho, a usina não sai. Mas parece que a vontade do diretor conta pouco nesse assunto.   

2 011      :         -        QUINTA-FEIRA
Finalmente está resolvido o problema criado pela direção do Diário Oficial que exigiu o pagamento para a publicação do Edital de Convocação da Assembléia Geral Eleitoral. MARINEI comunica, por e-mail essa publicação. É o derradeiro dia para isso acontecer, de acordo com o Estatuto do MMDC.
KATYA novamente dormiu em casa. Seu quarto ficou inundado com as águas da chuva de anteontem. O empreiteiro SÉRGIO, que cuidou da reforma do telhado aqui em casa, esteve ontem na residência do NELSON e SORAYA, avaliando os estragos. Algumas telhas quebradas ocasionaram a infiltração das águas. Enquanto isso não se resolve a KATYA se socorre da LUCINDA.
Na viagem que faço para São Paulo, dou mais uma lida na monografia de DALTON TRIA CUSCIANO, avaliando o seu trabalho. Traz ele alguns pontos importantíssimos para o esclarecimento do Movimento Constitucionalista de 1932. Na Sociedade, encerrado o problema do Edital de Convocação, a quinze dias da realização da Assembléia Geral Eleitoral, vamos pensar agora na reunião do Conselho Superior para o dia 28 de abril. Nessa reunião será indicado o presidente da Assembléia Geral Eleitoral do dia 29.
GINO solicita, via fone, que eu o represente na solenidade de entrega de viaturas da ROTA, amanhã, às 11 horas. Em seguida, mantendo um contato com o CORONEL PM MENDES, fico sabendo que ele acaba de bater seu carro por causa de um farol fechado. Está tratando do guincho na PORTO SEGURO. Era idéia dele ir à casa do GINO nesta tarde.  
Uma gripe está me pegando. Faço uma viagem de retorno a GUARULHOS sentindo que o corpo está exigindo descanso. Tento ler a quarta monografia do concurso da OAB/SP – A IMPORTÂNCIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 PARA A ADVOCACIA E A SOCIEDADE (Conteúdo Histórico, Jurídico e Democrático da Primeira Guerra Civil Brasileira) – escrita por DIEGO MORENO GONÇALES. Diferente das outras, aborda o tema com muita propriedade. Mais tarde, em casa, passo a conhecer as mensagens contidas na minha caixa eletrônica:
Morreu na manhã desta quinta-feira o policial militar Militão Estevão Xavier, que tinha sido ferido com tiros de fuzil durante a madrugada na região do Bosque da Saúde, na zona sul de São Paulo. Um outro PM também ficou ferido. O crime aconteceu por volta das 3h30, quando os dois policiais preservavam um veículo incendiado na rua Ribeiro Lacerda. Os criminosos que realizaram os disparos tinham roubado uma agência bancária na avenida do Cursino, e conseguiram fugir. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os criminosos estavam em três carros pratas e já tinham trocado tiros com outros policiais no momento em que arrombavam caixas eletrônicos do Banco do Brasil, mas ninguém havia ficado ferido. Na fuga, entretanto, o grupo passou por Xavier e outro policial e voltaram atirar. Os dois foram feridos e encaminhados para o Hospital São Paulo, mas Xavier não sobreviveu. O caso foi registrado no 16º DP (Vila Clementino) e terá auxilio do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Militão, 35, estava na polícia havia cinco anos e deixa mulher. Ele será enterrado nesta sexta-feira (15) às 9h, no mausoléu da Polícia Militar do cemitério do Araçá.
Transferindo por conveniência do serviço: o Maj PM 822296-7 Carlos Eduardo Jorge Aguiar, à Correg PM, tendo em vista sua agregação publicada no Diário Oficial do Estado nº 55, de 24/3/11. Transferindo, r conveniência do serviço: o Ten Cel PM 84327-0 Paulo Roberto Madureira Sales, do 17º BPM/M, para o CPA/M-4; o Ten Cel PM 90266-7 Airton Ribeiro da Costa, do 34º BPM/I, para o CRPM; o Ten Cel PM 782545-5 Gilvandro Nunes da Silva, do 27º BPM/I, para o C com Soc; o Ten Cel PM 790421-5 Emanuel de Aquino Lopes, do CPA/M-4, para a DL; o Maj PM 822291-6 Benedito Pereira Costa Júnior, do 35º BPM/I, para o 47º BPM/I; o Maj PM 822347-5 José Francisco Braga, do 35º BPM/M, para o 17º BPM/M, a contar de 29/3/11; o Maj PM 823156-7 Orlando Pereira de Lima, da ESSd, para o CPI-8, mantendo sua adição ao CAES, a fim de frequentar o CSP/11; o Maj PM 830619-2 Valter Padulla, do 17º BPM/M, para o 35º BPM/M, a contar de 29/3/11; o Maj PM 840857-2 César Branco de Araújo, do 47º BPM/I, para o 35º BPM/I, mantendo sua adição ao CAES, a fim de frequentar o CSP/11; o Maj PM 840904-8 Marcos de Nicolo e Silva, do 50º BPM/M, para a ESSd; o Maj PM 840913-7 Paulo César da Silva, do 19º BPM/I, para o 48º BPM/I.

Nesta noite recebo com muita alegria essa mensagem da IVETE, filha de dona DEOLINDA. É sobrinha da LUCINDA:
Olá Sr. Ventura.
Navegando pela internet, essa grande possibilidade de comunicação, encontrei o seu blog " Memórias do Ventura".
Fiquei surpresa e também feliz, pois o conhecí pessoalmente.
Eu sou a Ivete, uma das filhas da Deolinda irmã da Lucinda.
Acho que se lembra de mim, pois pelo que me recordo o senhor tinha um diário onde escrevia os acontecimentos em família, e o que se passava no dia.
Tinha também sua coleção de jornais...ainda escreve no diário até hoje?
Lí algumas informações no seu blog e fiquei aqui pensando o que a humanidade já viveu e passou para chegarmos no grau de evolução que nos encontramos hoje...seja na ordem política, social, moral e espiritual...
Pelo que acredito, o Planeta Terra passa por um momento de transição muito difícil, onde o ser humano,"por enquanto", está um pouco adormecido.
Mas...aos poucos a evolução vai acontecendo...
Memórias...
Imagina se a internet já existisse em 1932...1964...(nossa!!! eu tinha 5 anos de idade...rs)
quais seriam as possibilidades de levar informação?..muitas não é mesmo?
Mas a humanidade não estaria preparada para tanto!!!
Gostei muito do seu blog.
Assim também pude rever as minhas memórias...
lembrar de uma época que foi muito legal em minha vida...meus sonhos de menina,
minha alegria de criança, encontros em família. E sabe o que é mais bacana de tudo isso, é que em algum momento lá no passado...alguém registrou acontecimentos, o qual também fiz parte...pois é, são as "Memórias do Ventura".
Foi um prazer, um grande abraço
Ivete

ESTIMADA IVETE
Quem irá gostar da notícia de você ter entrado em contato conosco vai ser a LUCINDA.
Somente estou tomando conhecimento da sua mensagem agora, 22 horas, quando ela já está dormindo. Sua tia levanta muito cedo para dar conta do trabalho de casa e do bisneto IAGO. Amanhã falarei com ela a respeito de sua mensagem.
Como escrevo desde 9 de julho de 1950 nem tudo está registrado no blog. Até o ano 2000 escrevia à mão. Recentemente, em 5 de agosto de 2009 consegui construir o blog. Aos poucos vou completando as memórias, mas falta tempo para digitalizar tudo. Mas os aniversários de sua mãe, de você, das filhas e filhos, de alguns netos estão registrados. As passagens mais tristes também são citadas, mas é a vida e não podemos fugir das leis divinas, onde duas coisas imperam e devem nos conduzir sempre: o nascimento e a morte (nesta dimensão). 
Mando lembranças para todos e diga a eles que não são esquecidos em minhas memórias. Caso tenha nascido mais alguém na família pode me comunicar que colocarei nas memórias, como citarei essa sua mensagem na data de hoje.
Sua correspondência será benvinda, como as notícias familiares. Acredito que realmente a internet é mágica. Imagine que através do meu blog consegui achar parentes em PORTUGAL e pessoas que estudaram comigo no ginásio. Enfim, em pouco mais de um ano o blog ultrapassou mais de 100 mil pessoas que tiveram contato com ele, não só no Brasil como em diversos outros países. Sinto-me realizado por poder ajudar meus semelhantes. Não adiantaria nada escrever durante mais de sessenta anos e guardar somente para mim.
Minha prima MARLI encaminha essa mensagem sobre o Louco do Realengo:
Olá, Edslei, como vai? - Obrigado pelo texto de reflexão!
Eu concordo com você, na possibilidade de um dia os Criacionistas assumirem a liderança e o controle sobre os meios de comunicação no Brasil, e também no planeta.
O mundo é feito de infinitas possibilidades, quem sabe?
Dai, já viu né?
Se Biólogo irá pra fogueira, imagine então os "extremófilos sociais", como é o caso dos Parapsicólogos...
Que dó!
Quanto ao caso em pauta do Rio, pelas proporções da tragédia, realmente assusta.
No entanto, como evolucionista, quero pensar positivamente, com todo o respeito à dor das perdas.
Desde que o mundo é mundo, a humanidade é assombrada por demônios.
E como tantos outros episódios, acredito que esse também, logo entre no esquecimento.
É apenas uma questão de ordem: Próxima desgraça, plim plim!
Assim que a Globo, entre outras emissoras de TV, encontrarem uma outra notícia trágica como fonte para disseminar o medo e "alimentar" seu publico tão desinformado quanto os fundamentalistas, e morbidamente desejosos da desgraça alheia, tudo cairá no esquecimento.
Foi assim com o caso Isabela, gripes suínas, tomadas das favelas no rio, enchentes, tsunami no Japão, entre tantas outras, que algumas no momento, até me esqueci...
Eu penso que a violência nas escolas existe porque faz parte do processo de adaptação de um suposto aluno mal educado em casa, com a expectativa social de que ele seja reeducado no convívio escolar.
Daí, sobra para os professores e dirigentes.
Comecei estudar em 1964, num colégio dirigido por freiras em SC, e desde aquela época havia casos de agressão física entre alunos. Também de alunos com professores.
Inclusive com arma de fogo, bombas, além de punhal, soqueira, cassetete, entre outros.
Também concordo com Você: Se a família vai mal, a escola vai mal; Se a família e a escola vão mal a sociedade vai mal.
Uma formação de personalidade inadequada começa na família, pode escapar do controle da escola, e muitas vezes, com conseqüências imprevisíveis no convívio social, como é esse caso do Rio.
Mas como superar esse problema?
Será que adianta erguer muros, armar guardas, alunos e professores, como algumas pessoas sugerem?
Penso que a questão é mais cultural do que de logística armamentista e de defesa.
Violência gera reação de violência, isso é fato comprovado pela história.
Se cada cidadão que nasce numa condição especial, inadequada aos padrões sociais aceitáveis, como os milhares que nascem diariamente no planeta, recebessem também uma atenção especial, como forma compensação, talvez o problema pudesse ser amenizado.
Quem sabe?
Não defendo de maneira alguma a atitude do agressor, mas tento entender o que se passava em seus pensamentos.
Como analisar uma mente doentia?
Da pra sugerir que o tamanho da angústia reprimida é diretamente proporcional a suas intenções, e no caso, a loucura manifestada parcialmente pelo ato. Poderia ter sido pior.
Como numa panela de pressão que explode, quando sua válvula de escape não funciona adequadamente.
Pelo pouco que acompanhei da história de vida do rapaz, muito triste e lamentável por sinal, no depoimento de um menino da escola que o conhecia dizia: "ele era ridicularizado o tempo todo no colégio, taxado de feio. As meninas riam dele dizendo que jamais se casaria, porque era muito feio..."
Chama atenção, o número elevado de vítimas feminino...
Ora, seus pais biológicos o abandonaram. Os adotivos morreram. Ficou sozinho no mundo e a Escola, que caberia um suporte psicológico, tornou-se um tormento maior ainda.
Cabe uma pergunta: Como é possível uma Escola não identificar uma criança/adolescente, ainda quando estudava, com tamanha angústia interior?
Esse é um caso flagrante de Psiquiatria.
Um doente mental que não pode ser julgado como uma pessoa comum.
É como querer agredir um deficiente físico!
Uma doença mental não deixa de existir simplesmente porque é ignorada pelas pessoas comuns.
Ela pode se manifestar ou não, em tempo e de forma imprevisível.
Como diz Você: ele foi mais uma possível vítima, extremamente fácil de capturar virtualmente pelos fanáticos religiosos que vendem ilusões compensatórias em outro mundo.
Ao meu ver, toda Escola deveria ter um departamento Psicológico, que funcione de forma interdisciplinar, numa dinâmica o mais harmoniosamente possível entre famílias, alunos, professores, direção, psicólogos, psiquiatria e polícia, quando for o caso.
Chegamos a um ponto onde a busca do conhecimento na escola tornou-se secundária. Nossa sociedade está doente, debilitada de valores éticos, morais e espirituais.
Cada Ser é avaliado pelo que possui materialmente, quantidade de diplomas, ou pelo cargo de poder que exerce, na maioria das vezes.
Mais importante que buscar o conhecimento, a Escola precisa ensinar a ouvir o outro.
Compreender suas angustias, ajudar a vender sonhos de honestidade, possíveis de realização pessoal e evolução espiritual.
A tradição familiar ficou no tempo, infelizmente.
Não adianta lamentar, é preciso se adaptar o mais rápido possível a nova realidade Social.
Eu falo pela minha experiência na Clínica: Existem professores, e não são poucos, entre outros profissionais, que servem de referência Social, em situação mental muito pior do que a do menino na tragédia do Rio.
A busca por atestado médico é desesperadora...
A nossa Sociedade borbulha entre a razão e a loucura, como num caldeirão fervendo.
Acredito que estamos colhendo o que plantamos, infelizmente.
Até quando?
Somente o tempo dirá.
A distancia entre a aparência comum de um indivíduo, para se tornar um maníaco ou suicida, é apenas questão do tempo e o ato.
Em fração de segundos, premeditadamente ou não, pode efetivar um ato e fazer parte das estatísticas.
Existem ganhos secundários para quem tem o poder numa Sociedade doentia e assustada.
Assim como se torna mais fácil para um pai educar seu filho pelo medo, um povo assustado é mais fácil de manipular.
O efeito colateral se manifesta nas mais variadas formas, em ambos os casos.
Mas, apesar de tudo, uma força Interior nos motiva a tocar em frente...
Penso que cabe a cada um de nós, cuidar de si mesmo, com muito Amor.
Um Amor Incondicional, se Possível...
Somos Seres Espirituais na busca do Conhecimento.
Apreendemos observando o mundo de mãos dadas com a Sabedoria, iluminados e guiados pela Fé num Propósito Maior.
Somente podemos ajudar alguém, se estamos bem com nós mesmos...
Caso contrário, seremos apenas mais um, na estatística dos assustados...
Sabedores da nossa Impermanência Terrena, se cada um der conta de cuidar de si mesmo, enquanto puder, sem julgar ou condenar quem quer que seja, torna-se bem mais fácil para todos, principalmente para aqueles que cambaleiam na escuridão, entre a razão e a loucura, pela caminhada da Vida.
Como muitos Líderes Espirituais afirmam: Nessa Vida, somos apenas protagonistas de uma Peça ainda Maior...
Talvez um Teatro Divino?...
Ou Não!
Aquele abraço, com Energia de Plenitude para mais esse drama...
Jorge Antonio

O SANTOS comemorou hoje 99 anos e iniciou a contagem regressiva para o seu centenário. Com a vitória por 2 a 1 sobre o CERRO PORTEÑO, em ASSUNÇÃO, no PARAGUAI, o futuro da equipe, que antes parecia incerto, está bem mais claro e promissor.

O comerciante J.G.B., de 27 anos, foi preso em flagrante nesta tarde em SANTANA, zona norte de SÃO PAULO, acusado de crime racial. Ele vendia camisetas com a imagem da suástica nazista em sua loja especializada em fazer camisetas personalizadas. J.G.B. disse à reportagem que aceitou a encomenda de um cliente e acha que pode ter sido vítima de vingança pessoal. Segundo o delegado COSMO STIKOVICH, titular da 4ª Seccional (NORTE), a polícia recebeu denúncia. Os policiais apreenderam 20 camisetas brancas com desenho da suástica, quatro penduricalhos no formato da cruz de malta, duas telas para adesivos de camisetas com imagem da suástica e um computador. Segundo J.G.B., o cliente se identificou como MARCELO CRUZ e fez a encomenda na terça-feira, dia 12. Também dois menores do PARANÁ foram condenados pela prática de racismo na Internet. Eles terão de prestar serviços comunitários.

Dois dias depois de 50 mil toneladas de pedras, terra e vegetação caírem sobre dois trabalhadores de uma pedreira em SANTOS, técnicos da Defesa Civil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar começaram o resgate das vítimas. Hoje pela manhã foi implodida uma pedra de 300 toneladas que seria o principal empecilho para chegar ao local onde estão os dois operários, apontado por cães farejadores.
O acidente aconteceu na terça-feira, dia 12, às 6:15 horas, na pedreira da empresa MAX BRITA, na altura do km 245 da Rodovia RIO-SANTOS. O trabalho de resgate era acompanhado pelas famílias de JUCELINO MENDONÇA DE SOUZA, de 45 anos – há 15 na empresa – e do motorista WÁLTER SANTANA, contratado há um mês. Na terça-feira, o Comandante da Polícia Militar na região, CORONEL PM SÉRGIO DEL BEL, afirmou acreditar que os dois homens estivessem vivos, já que haveria um bolsão de ar sob as pedras. A opinião é compartilhada por soldados do 2º Batalhão de Infantaria Leve, com sede em SÃO VICENTE, que atuaram nos resgates das vítimas de terremotos do HAITI no ano passado. “Nós chegamos a resgatar pessoas vivas 22 dias após o terremoto, de modo que não nos surpreende se os dois trabalhadores estiverem vivos”, conta o soldado THIAGO CERQUEIRA.  

Mais de 350 pessoas assistiram hoje à missa de 7º dia, celebrada na Igreja de SÃO DOMINGOS, em intenção do jornalista ELPÍDIO REALI JÚNIOR, que morreu no sábado, aos 71 anos, na capital. A esposa AMÉLIA, as filhas LUCIANA, ADRIANA, CRISTIANA e MARIANA, e os cinco netos ocuparam as primeiras fileiras de bancos, ao lado de outros familiares. O prefeito GILBERTO KASSAB e outros políticos também compareceram à missa. FREI OSWALDO REZENDE, frade dominicano que viveu uma temporada na FRANÇA, presidiu a cerimônia e falou sobre a carreira de REALI JÚNIOR. Ele salientou a resistência do jornalista à ditadura militar no BRASIL e de seu trabalho em PARIS, onde foi correspondente de O ESTADO DE SÃO PAULO e JORNAL DA TARDE e da RÁDIO JOVEM PAN por 38 anos.

Equipes de resgate iniciaram hoje uma operação de busca no raio de 10 km da central nuclear de FUKUSHIMA. As autoridades japonesas estimam que até mil corpos de vítimas do terremoto seguido de tsunami – que devastou o nordeste do pais no dia 11 de março – possam ser localizados. Hoje, dez cadáveres foram encontrados, segundo informou a TV japonesa NHK. Usando máscaras e trajes antirradiação, os mais de 300 policiais e bombeiros encontraram os corpos dentro de carros e debaixo de escombros. As buscas de hoje foram realizadas na zona portuária da cidade de NAMIE, a cerca de 7 km da usina danificada pela catástrofe natural. Medindo os níveis de contaminação radiativa durante a operação, os agentes reviraram os destroços com as próprias mãos.

Pressionado por críticas da FRANÇA e da GRÃ-BRETANHA, o secretário-geral da OTAN, ANDERS FOGH RASMUSSEN, reclamou hoje da falta de aviões cedidos pela coalizão para as operações militares na LÍBIA. A resposta foi dada na reunião de chanceleres dos 40 países membros da aliança atlântica, aberta hoje, em BERLIM. De acordo com RASMUSSEN, faltam aviões com precisão cirúrgica para atingir alvos militares em centros urbanos. Presente à reunião da aliança em BERLIM, a secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, reiterou que WASHINGTON está “comprometido” com a “missão compartilhada”. “Apoiaremos com determinação a coalizão até que o trabalho seja encerrado”, assegurou sem especificar que apoio concederá. Apesar das queixas, RASMUSSEN garantiu que a OTAN continuará suas operações na LÍBIA “dia a dia, ataque por ataque, tanto tempo quanto for necessário”. “Nós faremos tudo o que for necessário para proteger as populações civis” garantiu.
Pelo menos 20 pessoas morreram nos combates entre rebeldes e forças leais ao ditador MUAMAR KADAFI na cidade de MISRATA, reduto rebelde que há sete semanas se encontra cercado por tropas de TRÍPOLI. Enquanto isso, em uma demonstração de autoridade, KADAFI circulou pelas ruas da capital Líbia com o corpo para fora do teto solar de um veículo utilitário. Foram ouvidas várias explosões em TRÍPOLI e testemunhas disseram ter visto uma coluna de fumaça em um bairro na periferia da cidade.

2 012     :        -      SÁBADO
Começo o sábado atualizando o dia 14 de abril. Muita coisa está atrasada, mas farei o possível para acertar a digitalização do que for mais interessante. Minhas memórias exigem os desdobramentos dos livros que antes continham três dias. Como a média de páginas diárias agora é de 50 ou mais folhas, os novos livros contém apenas dois dias. Isso dá um trabalho diário de mais de duas horas. Fora a compilação das memórias, há também os fatos novos que vão se aglutinando ao diário, agora com 61 anos e 10 meses completados.  
Apenas não conto com a Internet nesta tarde. Acontece que a linha telefônica está com defeito.

Passado e presente juntos, em uma história que chega a 100 anos. Na VILA BELMIRO praticamente lotada, nada de clássico ou jogo de campeonato. Mas quem não quer ver NEYMAR e PELÉ lado a lado? Hoje, 14 de abril de 2012, marcou o centenário santista com uma bela festa no estádio alvinegro, que seguiu depois para a cidade. PELÉ chegou à VILA de helicóptero às 11:20 horas e desembarcou no círculo central do gramado onde reinou por duas décadas. Vestindo a camisa 100 do SANTOS, o REI ergueu a taça da última LIBERTADORES conquista pelo grupo. Naquele momento começavam de fato as comemorações do centenário de fundação do SANTOS, que se transformou numa bonita festa, com desfile de jogadores campeões de várias gerações. Após saudar o público e abraçar ex-companheiros de time, que pouco antes tinham participado de um jogo de veteranos, O ATLETA DO SÉCULO fez um discurso emocionado. “Estou feliz ao rever vários amigos aqui, mas triste porque nem estão todos. Tenho certeza de que eles estão nos acompanhando ao lado de DEUS”, falou. “Eu sempre disse que nunca fiz nada sozinho, por isso agradeço a todos que estão aqui do meu lado. Esse legado eu deixamos para o clube só DEUS pode explicar. O SANTOS representou o País em vários lugares, onde ninguém sabia o que era BRASIL. Agora, é continuar com a nova geração”, disse, com a voz embargada em alguns momentos. Após a chegada de PELÉ, do governador GERALDO ALCKMIN, do prefeito de SANTOS, JOÃO PAULO TAVARES PAPA e do presidente da Casa da Moeda, FRANCISCO DE ASSIS LEME, foi lançada a medalha comemorativa do centenário santista e iniciada uma série de homenagens. “São 1—anos de um time que mudou o futebol”, contou orgulhoso o governador, santista assumido. Quando todo o elenco profissional e os integrantes da comissão técnica chegaram à festa, com LÉO puxando a fila, o estádio já estava quase lotado em todos os setores, à exceção da arquibancada superior atrás do gol dos fundos. Ao entrarem em campo, os jogadores foram recebidos pela torcida com o grito “VAI PRA CIMA DELES, SANTOS”. Principais ídolos santistas da atualidade, NEYMAR e GANSO foram os dois últimos a entrar. Todos vestiam o novo terceiro uniforme, na cor azul, primeiro produzido pela NIKE para o clube. Logo depois, NEYMAR se juntou a PELÉ, no momento em que o REI e o seu mais importante súdito foram homenageados com placas comemorativas. O jogo “NÓS CONTRA A RAPA”, entre o time titular e 100 crianças, foi uma brincadeira divertida, com duração de 30 minutos e que terminou empatado por 2 a 2. EDU DRACENA e GANSO marcaram para o time e NEYMAR chegou a atuar para a equipe da garotada. Em seguida foi levado um grande bolo para o campo. Pelas ruas da cidade de SANTOS, o clima era de festa. A comemoração seguiu depois das 13 horas na PRAÇA DAS BANDEIRAS, na PRAIA DO GONZAGA, em frente à Avenida ANA COSTA, com contagem regressiva até o relógio do centenário ser zerado. Em seguida, a dupla sertaneja dos torcedores assumidos CHITÃOZINHO & CHORORÓ deu início ao show artístico, com apresentação de vários grupos, e que avançou até a noite.

O cineasta PAULO CÉSAR SARACENI, de 79 anos, morreu no início da tarde de hoje no Hospital Federal da LAGOA, na zona sul do RIO. Ele estava internado desde outubro do ano passado, depois de sofrer um acidente vascular cerebral. A causa da morte foi disfunção múltipla dos órgãos. O velório será amanhã no PARQUE LAGE e seu corpo será cremado na segunda-feira, dia 16. SARACENI tinha mais de 50 anos de carreira e foi um dos fundadores do Cinema Novo. É atribuída a ele a frase “uma idéia na cabeça e uma câmera na mão”, que se tornou lema do movimento. Ele começou em 1959, com o curta-metragem ARRAIAL DO CABO. A produção rendeu-lhe sete prêmios internacionais, notoriedade e uma temporada no Centro Experimentale di Roma. Quando voltou ao BRASIL, filmou PORTO DAS CAIXAS (1962), a partir de um roteiro original do escritor LÚCIO CARDOSO. A parceria resultaria ainda em A CASA ASSASSINADA (1974) e O VIAJANTE (1998). Duas de suas obras recentes são documentários. Em 1996, concluiu BAHIA DE TODOS OS SANTOS, iniciado por LEON HIRSZMAN da década de 1980, sobre um festival de música com artistas baianos na ITÁLIA. Em 2003, dirigiu FOLIA DE ALBINO – BANDA DE IPANEMA, sobre o bloco carnavalesco. Seu último filme foi O GERENTE, concluído no ano passado, mas ainda não lançado. O presidente da Academia Brasileira de Cinema ROBERTO FARIAS lamentou a morte de SARACENI, de quem era amigo desde a década de 1960. “Quando morre um cineasta, principalmente, um que fez parte de um grupo que revolucionou o cinema no BRASIL, fica o sentimento de que o cinema brasileiro fica mais pobre”, disse. “Mas sabia que ele estava no hospital havia muito tempo. Quando um amigo está em uma situação dessas, a gente reza para que DEUS acabe com seu sofrimento. É uma perda muito importante.” SARACENI era casado havia 35 anos com a atriz e produtora ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA.

Um dos cientistas sociais mais reconhecidos do País, o antropólogo GILBERTO VELHO, 66 anos, morreu hoje de madrugada, vítima de um acidente vascular cerebral, enquanto dormia em seu apartamento em IPANEMA, na zona sul do RIO. Ele já vinha apresentando outros problemas de saúde, como cardiopatia. O corpo do antropólogo será velado no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no BOTAFOGO, onde será enterrado amanhã às 15 horas. Considerado inovador principalmente por trazer questões urbanas para a Antropologia, VELHO escreveu e organizou 16 livros e publicou mais de 160 artigos. Entre as obras mais importantes estão A UTOPIA URBANA: UM ESTUDO DE ANTROPOLOGIA SOCIAL (1973); PROJETO E METAMORFOSE: ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS (1994) e MUDANÇA, CRISE E VIOLÊNCIA: POLÍTICA E CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO (2002). Ele era o decano do Departamento de Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do RIO DE JANEIRO (UFRJ) desde 1999 e se tornou, em 2000, o primeiro antropólogo a integrar a Academia Brasileira de Ciências. Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ em 1968, VELHO obteve o título de doutor pela USP em 1975. Ele se especializou em Antropologia Urbana e Sociedades Complexas na Universidade do TEXAS.

Nascida em 1948, no bairro da MÓOCA, zona leste da capital, ADELAIDE CYRILLO MALUF formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco. Casada com o empresário JOSÉ ROBERTO MALUF, Publisher da revista “ROLLING STONE”, exerceu a profissão no campo tributário até a ocasião do nascimento do primeiro filho. “Depois de CARLOS EDUARDO, vieram o LUÍS FERNANDO e a LUCIANA e ela dedicou-se inteiramente à família, na formação dos filhos, todos com curso superior e pós-graduados”, disse JOSÉ ROBERTO MALUF. Dedicou-se também a inúmeras entidades de cunho pessoal, especialmente no amparo a crianças e famílias necessitadas. Até pouco tempo atrás confeccionou muitas peças de roupas com um grupo de amigas na Oficina de NOSSA SENHORA, localizada na LAPA e entregues às mães de recém-nascidos em hospitais da periferia da capital. ADELAIDE semeou ao longo da vida muitos amigos e amigas que, juntamente com toda a família, estiveram com ela nestes últimos quatro anos de intensa luta contra o agressivo carcinoma que a acometeu. “Ela foi uma guerreira, não se deixando abater até o último minuto”, afirmou o marido. Esteve internada no Hospital SÍRIO LIBANÊS, no centro de SÃO PAULO, por mais de um mês, vindo a falecer neste 14 de abril, aos 64 anos recém completados. 

O ex-presidente LULA participou hoje, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, na Grande ABC, da inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) REGINA ROCCO CASA, batizado em homenagem à mãe da ex-primeira dama MARISA LETÍCIA. Foi a primeira atividade política do ex-presidente após o tratamento contra um câncer na laringe. LULA discursou por cerca de cinco minutos, mas teve de interromper a fala após engasgar e tossir. Ele teve de tomar água. O ex-presidente se disse ainda debilitado, em razão do tratamento contra um câncer na laringe, mas ressaltou que iria “ousar” ao falar para um público de cerca de duas mil pessoas, segundo a Guarda Municipal. No discurso, LULA elogiou a ex-primeira-dama MARISA LETÍCIA, a mãe dela e a presidente DILMA ROUSSEF. O ex-presidente ressaltou que “a mãe da MARISA, como tantas outras mães, são daquelas figuras anônimas que ajudaram a construir SÃO BERNARDO DO CAMPO”. Ele disse, também, que voltaria à vida pública daqui a 15 ou 20 dias para apoiar candidatos do PT às prefeituras da região do ABC paulista. Ao lado da mulher, LULA se emocionou e chorou durante o evento por diversas vezes. O encontro serviu, também, para apaziguar a relação entre a senadora MARTA SUPLICY e o pré-candidato à Prefeitura da capital paulista, FERNANDO HADDAD. Em seu discurso, HADDAD lembrou dos feitos de MARTA à frente da Prefeitura paulistana, entre 2001 e 2004. Já MARTA lembrou que DONA MARISA foi quem costurou a primeira bandeira do PT, no início da década de 1980. Participaram também do evento, além do prefeito de SÃO BERNARDO, LUIZ MARINHO, o senador EDUARDO SUPLICY, a ministra da Cultura, ANA DE HOLLANDA, e o deputado federal VICENTINHO.

O presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, foi internado hoje no Hospital SÍRIO LIBANÊS, após passar mal na sexta-feira em BRASÍLIA. Os primeiros exames realizados – ecocardiograma e eletrocardiograma – identificaram alterações compatíveis com o quadro de insuficiência coronária. O parlamentar será submetido a cateterismo hoje pela manhã. SARNEY faria check-up na próxima quinta-feira.   

A presidente DILMA ROUSSEFF aproveitou a deixa dada pelo americano BARACK OBAMA, durante debate no fórum empresarial das AMÉRICAS, na COLÔMBIA, e defendeu a venda de aviões da EMBRAER à Força Aérea dos ESTADOS UNIDOS. O processo foi suspenso há cerca de um mês e até o momento nada foi resolvido, apesar dos apelos do governo brasileiro. “O BRASIL está mudando Mais brasileiros vão comprar iPad e aviões” disse OBAMA, referindo-se aos caças americanos que disputam com fabricantes franceses e suecos a preferência da Força Aérea Brasileira. “Ou a EMBRAER”, retrucou rapidamente. No fim de fevereiro, a Força Aérea dos EUA cancelou o contrato de 355 milhões de dólares para fornecimento de 20 aviões SUPER TUCANO, da EMBRAER, citando problemas com a documentação. Em outro negócio, desta vez de fornecimento de jatos de combate para a Força Aérea Brasileira, o governo DILMA pode preterir a americana BOEING se escolher os caças RAFALE, da francesa DASSAULT AVIATION. Fontes do governo brasileiro disseram recentemente que “muito provavelmente” o país escolherá o caça militar francês.

Pelo menos 13 militantes ligados à AL-QAEDA e soldados do governo morreram hoje durante um conflito em um posto de controle perto do porto de ÁDEN, no sul do IÊMEN. Os militantes abriram fogo contra o posto de controle a partir de dois veículos, fazendo as tropas do governo responder. Oito militantes e cinco soldados morreram na troca de tiros, de acordo com o comunicado do governo do país.             

Há exatos cem anos ocorria um dos maiores naufrágios da história, o do transatlântico RMS TITANIC. Dos 2.201 ocupantes, 1.490 morreram. Talvez nenhuma outra catástrofe marítima tenha tido impacto tão forte na opinião pública. A viagem iniciada em 10 de abril de 1912 era glamourosa. Na primeira classe estavam mais de 300 pessoas, que não hesitaram em pagar, em valores de hoje, 64.204 euros ou 110.205 mil dólares – algo próximo a 205 mil reais – por uma passagem, apenas de ida, de SOUTHAMPTON a NOVA YORK, sem contar os gastos posteriores com restaurante, bebidas finas e banhos turcos. O TITANIC transportava também passageiros de classe média alta e mesmo pobres, como boa parcela dos da terceira classe, emigrantes, em especial da ESCANDINÁVIA, que iam tentar a vida nos ESTADOS UNIDOS. Logo após deixar SOUTHAMPTON (INGLATERRA), o TITANIC fez duas escalas, CHERBOURG, no litoral francês, e na IRLANDA. Nos primeiros quatro dias, tudo era festa. Nesse período, o comandante EDWARD SMITH e oficiais receberam cerca de uma dúzia de mensagens telegráficas, dando conta do elevado número de icebergs na rota. Se tivesse levado a sério as advertências, o TITANIC poderia ter desviado apenas alguns graus de latitude sul e reduzido o risco de acidente. No dia 14 de abril, às 23:40 horas, o observador de bordo viu um iceberg, centenas de metros à frente. Mesmo após as tentativas do oficial de plantão, WILLIAM MURDOCH, de desviar a direção do navio e dar marcha a ré, o impacto se deu em apenas 37 segundos. Com a colisão lateral, centenas de arrebites externos foram arrancados e 5 dos 16 tanques de água destruídos. Abriu-se uma brecha na lateral direita do navio, abaixo da linha d´água. O transatlântico de 46.329 mil toneladas começou a ser inundado. Em meia hora, inclinou-se para a direita e afundou lentamente. Minutos após o choque, o TITANIC emitiu seu pedido de socorro pelo telégrafo sem fio. A partir da colisão, foram quase três horas de desespero. Às 2:20 horas da madrugada, afundou nas águas do ATLÂNTICO e partiu-se em dois Do total de desaparecidos, 90% eram homens. Muitos morreram de hipotermia, pois a temperatura da água era de – 2ºC. A 32 quilômetros navegava o CALIFORNIAN, que não captou a mensagem porque seu telegrafista estava dormindo. Outro navio, o CARPATHIA, captou o pedido de socorro, após 80 minutos do impacto. Ainda assim recolheu 710 náufragos, que levou para NOVA YORK. Ao desembarcar, no dia 17, uma multidão de 40 mil pessoas aguardava os sobreviventes. Entre eles havia famosos, como a atriz americana MOLLY BROWN, ativista de direitos humanos. Entre os mortos, também, como BENJAMIN GUGGENHEIM, magnata do cobre: JOHN THAVER e CHARLES HAYS, donos de ferrovias nos EUA; e ISIDOR STRAUS, um dos proprietários das lojas MACY´S;  GUGGENHEIM recusou a oferta de um colete salva-vidas por achá-lo “apertado e deselegante”. Outros escaparam porque cancelaram a viagem, como o banqueiro JOHN PIERPONT MORGAN – que financiou a construção do navio – e o industrial HENRY CLAY FRICK. Construído nos estaleiros da HARLAND AND WOLFF, em BELFAST, na IRLANDA DO NORTE, o TITANIC incorporou algumas das mais avançadas tecnologias da época – o que fez o navio ganhar fama de “inafundável”. Em sua construção trabalharam 12 mil pessoas, 3 mil das quais eram profissionais especializados, como mecânicos, eletricistas, soldadores, marceneiros, encanadores, pintores e decoradores. Comissões de inquéritos americanas e inglesas instaladas após o naufrágio confirmaram que, contrariamente aos boatos, os passageiros de terceira classe não foram confinados para permitir o salvamento prioritário dos passageiros de classe superiores. Após décadas de esquecimento, o TITANIC voltou a chamar a atenção nos anos 1980, com a missão liderada por ROBERT BALLARD para localizar os destroços do navio no fundo do mar. Engenheiro, geólogo e explorador, BALLARD conseguiu apoio tecnológico e financiamento da Marinha dos EUA para construir um robô submarino de grande profundidade, o ARGO. Em troca, teve antes de participar de uma missão secreta: localizar dois submarinos nucleares americanos naufragados no ATLÂNTICO NORTE, o USS SCORPION e o USS THRESHER. Ele os localizou em 1985, mas, ao partir em busca do TITANIC, o robô submarino implodiu e foi triturado em milhares de pedaços, sob a pressão de 3 mil metros de profundidade. Foi necessário montar outro robô para localizar o navio em 1º de setembro de 1985, a 3.784 metros de profundidade. BALLARD voltou ao local no ano seguinte para fazer o primeiro estudo detalhado do naufrágio. Desde segunda-feira, dia 9 de abril, homenagens para lembrar a data estão sendo feitas em vários países.   

2 013     :      -    DOMINGO
Sent: Saturday, April 13, 2013 4:37 AM
Subject: [CBB]REBELIÃO DA FOME" OU EPOPEIA DE 1959 - 60 - 61
Amigos / Irmãos da CBB, 
Temos consciência de que os esforços realizados para definir os nomes de todos os merecedores da homenagem por nós devida aos que lutaram contra a opressão na "REBELIÃO DA FOME" ou EPOPEIA DE 1959 - 60 - 61, foram insuficientes para esgotar o tema, que certamente deverá prosseguir, de modo a fazer justiça a tantos que nos legaram este exemplo de dignidade e de coragem.
Apresento-lhes, em nome da Comissão formada pelos Coronéis JOÃO MÁXIMO DE CARVALHO NETTO, RALPH ROSARIO SOLIMEO e NILTON DIVINO D'ADDIO, da qual tenho a honra de participar, a LISTA QUE CONSEGUIMOS LEVANTAR E QUE SERÁ EXPOSTA NESTE DOMINGO, DIA 14, ÀS 12 HORAS, NO ESPAÇO BARRO BRANCO (NOVO SALÃO SOCIAL DA AOPM) em área nobre que constituirá o MEMORIAL DA AOPM.
Como não é definitiva, toda contribuição para correção ou inclusão de nomes será sempre benvinda.
Encarecemos, a despeito da exiguidade de prazo, que a presença de cada um e de todos os homenageados (e ou sucessores dos já falecidos) será altamente honrosa e dignificante.
Antecipamos o nosso melhor TKS pela atenção de TODOS!
Fraterno abraço.
Corrêa de Carvalho
Interior AOPM

LISTA DOS QUE PARTICIPARAM DO MOVIMENTO
OFICIAIS SUPERIORES PUNIDOS COM TRANSFERÊNCIA: TEN. CEL. HUGO DE ALMEIDA PORTELA, MAJ. DELFIM CERQUEIRA NEVES, MAJ. HELIO LIMA CARVALHO
OFICIAIS PRESOS NO 5º. B.P. TAUBATÉ
TENENTES: ADOLECIR PUGLIA, AVIVALDI NOGUEIRA, ALAOR SILVA BRANDÃO, ALCIDES CASADO DE OLIVEIRA, ALCIDES GIACOMO DEGOBBI, ALCIONE PINHEIRO DE CASTRO, ALMIR RIBEIRO GOMES, AMANCIO LOPES RIBEIRO, ANTONIO ABATE FILHO, ANTONIO ARI TORRES, ANTÔNIO MENDES, ANTONIO SILVA, ARCY RIBEIRO, BERTOLINO CARDOSO LOPES, BIRATAN GODOY, BRUNO ÉBOLI BELLO, CAMILO DIAS DOS ANJOS, CARINO GAMA CORREA FILHO, CARLOS GIRALDES, CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA, CARLOS JOSÉ CHIARAMONTE SPANÓ, CASSIO HENRIQUE DE OLIVEIRA, CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, CLAUDIO GOMES DA COSTA NETO, DAUTERDIMAS RIGONATO, DÉCIO DE SOUZA TEIXEIRA, DEUSDEDIT ALCANTARA LIMA, DORIVAL ROSSI, DURVAL DOS SANTOS ROSA, EDGARD LARA, EDSON FERRARINI, EUGÊNIO AUGUSTO SARMENTO, EUGÊNIO FRANCISCO, ANTÔNIO BISMARCK, EDISON PASTEUR DE SOUZA, FELICIO ARNALDO BUONAMICI, FERNANDO PEREIRA DA SILVA, FRANCISCO ANTONIO COUTINHO E SILVA, GERALDO RODRIGUES DO PRADO, GUILHERME CARVALHO ROSA, HAMILTON FERRAZ SILVEIRA, HÉLIO FRANCO CHAVES, HENRIQUE VLADIMIR NOGUEIRA, HOMERO D´INCAO GAIA, IDALIO SOARES PINTO, IRAHY VIEIRA CATALANO, ISER BRIZOLA, JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, JATYR DE SOUZA, JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA, JOÃO BOSCO DE CAMARGO, JOÃO CARDOSO, JOÃO MAXIMO DE CARVALHO NETTO, JOÃO VIANNA JÚNIOR, JOAQUIM CARLOS DE OLIVEIRA, JOEL AVOLETA, JONAS FLORES RIBEIRO JÚNIOR, JOSÉ CARNECINA MARTINS, JOSÉ DIRCEU DOS SANTOS, JOSÉ HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER, JOSÉ LEITE BARBOSA, JOSÉ LUIZ MESQUITA PRADO, JOSÉ MARQUES MOREIRA, JOSÉ PEDRO DE CASTRO, JOSÉ VARELA, JULIO MONT SERRAT, JÚLIO PAULO BELICKAS, LUIS SEBASTIÃO MALVÁSIO, LUIZ AUGUSTO SAVIOLI, LUIZ FRANCO DUTRA, MÁRIO DE ABREU JUNIOR, MIGUEL SÉTIMO GIANNONI, MILTON DEL PICOLLO FACCIO, MOACYR TEIXEIRA DA SILVA BRAGA, MOISES SZAJNBOK,NADYR DE SOUZA TEIXEIRA, NELSON HOMEM DE MELO, NEWTON JACQUES BLUM, NILTON VIANNA, NIVALDO ANTONIO TREVISAN, OLANDIM TRIELLI PEREIRA, OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, ORLANDO GERALDO MENEZES, OTACÍLIO DE OLIVEIRA CORTEZ, OTHON FERNANDES DE OLIVEIRA E SILVA, PAULO AUGUSTO DE FIGUEIREDO, PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, PAULO VIEIRA DAS NEVES, PEDRO HOASCAR FAZIO, PEDRO MARCONDES, PLINIO VAZ, RAIMUNDO MOTA LIBÓRIO, RALPH ROSÁRIO SOLIMEO,RAUL DA LUZ, RENATO NOGUEIRA MAGALHÃES, RENE BERNARDES DE SOUZA, ROQUE BOGRAS FILHO, RUBENS LEONELLI, RUI DA SILVA FREITAS, SAMUEL SILVA CALCIOLARI, SEBASTIÃO BENTO DE OLIVEIRA, SERGIO FERNANDO OSTINI, SERGIO VILELA MONTEIRO, SILVESTRE FERNANDES QUEIROGA, SILVIO CAMARGO DE BRITO, SILVIO PASSOS SCHREINER, THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO, THOMAZ FIORI FERRARA WASSALL, TORQUATO TASSO NETO, UBIRAJARA JORGE MONORY, WALDIMIR CHRISTIANO, WALTER APARECIDO BENVENUTI, WILSON CORREA LEITE.
ASPIRANTES: ABRAHÃO DE SOUZA, ALBERTO AUGUSTO GASPAR, ACHILLES CRAVEIRO, ÁLVARO DA CRUZ, CARLOS JOSÉ SCHMIDT, CIRO SILVA, FLÁVIO VAZ, GERALDO DE MENEZES GOMES, HELIO BARBOSA CALDAS, JOECYL CAMARGO DA MOTTA, JOSÉ LUSTOSA RORIZ CARIBÉ, MLTON SILVA CALCIOLARI, PAULO ARGEMIRO DA SILVEIRA FILHO, SEBASTIÃO CATAI, UBIRAJARA DE ALMEIDA GASPAR, UBIRAJARA PISANI, VASCONCELLOS DE SOUZA, WADYR AUGUSTO,WILSON DA SILVA, ZAILTON SILVEIRA.
OFICIAIS PRESOS NO 7º B P DE SOROCABA (EM 1961): -
CAPITÃES: - ALVARO PARREIRAS, CICERO SOLANO PEREIRA, FRANKLIN MARCONDES PLESSMANN, HELIO GUAICURU DE CARVALHO, LUIZ FELIPE PESSANHA, WILSON DA SILVA.
TENENTES: - ABILIO FERNANDES MASCARENHAS, ANTONIO CARLOS MARTINS FERNANDES, CELIO NABUCO, CLODOMIRO JOSÉ PASCHOAL, EMYGDIO GARIBE, HELIO AUGUSTO DE FIGUEIREDO, HERMENEGILDO DIAS MONTEIRO, JATYR DE SOUZA, JOSÉ DIRCEU DOS SANTOS, MANOEL RUPEREZ GIMENEZ, MARTINHO DE MORAES FILHO, OTACILIO DE OLIVEIRA CORTEZ, PAULO AIDAR, PAULO CESAR NOGUEIRA FOGAÇA, RENATO NOGUEIRA MAGALHÃES, WALTER APPARECIDO BENVENUTI. 
ASPIRANTES: FERNANDO DO ESPIRITO SANTO ALVES DE MATTOS, GUSTAVO AGUIAR FILHO, HAMILTON COELHO DA SILVA, IGNACIO EDECIO STRAMA, JOSE LUSTOSA RORIZ CARIBÉ, LUIZ DE CASTRO, MOACYR ALVARENGA DE OLIVEIRA, SILVIO ANTONIO RISSI, UBIRAJARA PISANI, WADYR AUGUSTO.
PREITO À SOLIDARIEDADE: EDSON TENÓRIO DOS SANTOS CFA, WALDEMAR BATISTA  GC
RELAÇÃO DE OFICIAIS RECOLHIDOS AO FORTE DE ITAIPU 1961: -
CAPITÃES: - ANSELMO PERES, CANDIDO ANTONIO REGO, FRANKLIN MARCONDES PLESSMANN, HELIO GUAICURU DE CARVALHO, JOSÉ EMERY CARNEIRO, LUIZ FELIPE PESSANHA, RAUL HUMAITÁ VILLANOVA, SYLVIO MARCONDES DE REZENDE, WILSON RODRIGUES DE ALBUQUERQUE. 
1º TENENTES: ALBERTINO LOPES DE AGUIAR, BRUNO ÉBOLI BELLO, CELESTINO HENRIQUES FERNANDES, HERMENEGILDO DIAS MONTEIRO, JATYR DE SOUZA, JOSÉ GOMINHO DA COSTA, MARTINHO DE MORAES FILHO, PAULO AUGUSTO DE FIGUEIREDO, RENATO NOGUEIRA MAGALHÃES, SYNÉSIO ALVES DE LIMA.
2º TENENTES: ADOLECIR PUGLIA, AFFONSO RAMOS DE PAULA, ALBERTO AUGUSTO GASPAR, BENEDITO SILVA NOGUEIRA, DOMINGOS PAPASERGIO, EDIL DAUBIAN FERREIRA, EDSON LARA DE ALBUQUERQUE, EMYGDIO GARIBE, FRANCISCO ANTONIO COUTINHO E SILVA, JOSÉ DIRCEU DOS SANTOS, JOSÉ LUIZ MESQUITA PRADO, JOSÉ MARQUES MOREIRA, MANOEL RUPERES GIMENEZ, MILTON DEL PICOLLO FACCIO, OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, OTACÍLIO DE OLIVEIRA CORTEZ, PAULO CAMARGO FILHO, PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, REYNALDO MARTINS NAVARRO, RUBENS GOULART, UBIRAJARA JORGE MONORY, WALTER APPARECIDO BENVENUTI.
ASPIRANTES: ALVARO DA CRUZ, ANTONIO THEODORO DA SILVA FILHO, ÁTILA RAIMUNDO DA SILVA, CANUTO DE SOUZA GANDRA, CIRO SILVA, FERNANDO DO ESPIRITO SANTO ALVES DE MATTOS, FLÁVIO VAZ, FRANCISCO TEIXEIRA, GERALDO DE MENEZES GOMES, HAMILTON DA SILVA COELHO, IGNÁCIO EDECIO STRAMA, JOÃO THOMAZ, JOSÉ LUSTOSA RORIZ CARIBÉ, LUIZ DE CASTRO, MILTON BERNARDINI, MILTON LUIZ VÉSPOLI, MOACYR OLIVEIRA DE ALVARENGA, PASCHOAL AMARO DE CARVALHO, SEBASTIÃO CATAI, SERGIO PEREIRA, SILVIO ANTONIO RISSI, UBIRAJARA PISANI, WADYR AUGUSTO, WANDERLEY LELLIS (?)
CIDADES/METRÓPOLE – PÁGINA C10 (O ESTADO DE SÃO PAULO):
PAULO REZZUTTI, arquiteto e historiador
EX-LIBRIS MOSTRAM ÍCONES DE SÃO PAULO
PRAÇA DA SÉ, PICO DO JARAGUÁ e REVOLUÇÃO DE 32 estão presentes nos selos de origem (REPORTAGEM DE EDISON VEIGA)
Com destaque para a História de São Paulo, a coleção de ex-libris (os selos de origem que atestam que determinado livro pertence à biblioteca de alguém) do historiador e arquiteto PAULO REZZUTTI, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, é um passeio por ícones e personagens paulistanos – no total, ele possui cerca de 130 itens. A convite de O ESTADO, ele elencou algumas preciosidades desta coleção. Há peças raras – como a da campanha que o ESTADO organizou em prol dos órfãos da Revolução de 1932 – e referências a locais emblemáticos como o PICO DO JARAGUÁ e a PRAÇA DA SÉ. “Gosto dos desenhos, das simbologias. É legal estudar a história por trás de um ex-librís”, comenta REZZUTTI. “Comecei a coleção há uns dez anos.” Confira alguns exemplos de seu acervo pessoal:
1932. “O jornal fez uma campanha para arrecadar livros, que eram leiloados e o dinheiro revertido aos órfãos da revolução”;
ROBERTO THUT. “Era médico e trabalhou na polícia. Como um dos primeiros peritos, incorporou a digital ao seu selo de origem”;
ESTADÃO. “O artista WASTH RODRIGUES inspirou-se em uma foto de MILITÃO AUGUSTO DE AZEVEDO, que mostrava a velha PRAÇA DA SÉ, como pano de fundo para o entregador de jornais com seu cavalo”;
ALCEU DE CAMPOS PUPO. “É uma representação ufanista dos bandeirantes. Também é do artista WASTH RODRIGUES”;
GUILHERME DE ALMEIDA. “Ele foi o poeta de SÃO PAULO, o poeta da Revolução de 32. Seu ex-libris traz essa coisa do “dolce far niente”...É a alma poética dele retratada no selo”;
ÁLVARO DE SALLES OLIVEIRA. “Mostra o PICO DO JARAGUÁ, primeiro lugar de onde se extraiu ouro no BRASIL.”

Antes de executar três jovens, ontem à noite, no JARDIM FORTALEZA, em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, um dos matadores disse ser policial. Cinco pessoas – entre elas, dois adolescentes – fumavam maconha na Rua ROBERTO MILITÃO DOS SANTOS: quatro foram baleadas. Um dos feridos sobreviveu. Está internado em um hospital da região. Essa foi a sexta chacina na GRANDE SÃO PAULO neste ano. Ao todo, 29 pessoas foram mortas. De acordo com o relato de uma testemunha à Polícia Civil, RÓBSON DE MOURA SANTOS, ANDRÉ KENIDIN SANTOS VIEIRA, CLAYTON PAULINO e dois adolescentes estavam sentados na calçada, em uma rodinha, dividindo a droga, quando uma ZAFIRA prata passou pela rua. O carro seguiu até o fim do quarteirão e fez o retorno. Parou em frente aos jovens. Foi nesse momento, ainda conforme a testemunha, que o primeiro atirador desceu. Após o criminoso afirmar ser policial, outros três homens saíram do carro – apenas o condutor continuou no veículo. Os dois adolescentes correram. Um deles, porém, ainda foi atingido. Baleados na cabeça, os três maiores de idade morreram antes da chegada do SAMU. A polícia instaurou inquérito para investigar o crime. O DHPP vai apurar se o assassino blefou ou não ao se identificar como integrante da polícia.

Dez clientes de uma lanchonete na CHÁCARA SANTO ANTÔNIO, na zona sul, tiveram celulares, carteiras e bolsas roubados, ontem à noite, em mais um arrastão na capital paulista. Quatro assaltantes foram presos – dois deles, menores de idade. Foi a segunda vez, em uma semana, que o local foi atacado por criminosos. De acordo com a polícia, a ação durou cerca de cinco minutos. Os criminosos fugiram em um CELTA prata. Na Rua LUÍS SERÁPHICO JÚNIOR, a um quilômetro da cantina, uma viatura da Polícia Militar, avisada sobe o crime por um cliente, cruzou com os suspeitos. O motorista do CELTA acelerou. No fim da rua, porém, os acusados colidiram com um CLIO reto. O carro policial ainda trombou com um LINEA prata que passava pelo local – nenhum envolvido no acidente se feriu. Quatro suspeitos se renderam – os nomes deles não foram divulgados. Um quinto acusado de participar do crime conseguiu fugir a pé.

Depois de garantir a classificação para a próxima fase do PAULISTÃO, a meta do CORINTHIANS era a de ficar no G4 e, assim, jogar ao menos as quartas de final em casa. Depois do desempenho de hoje, a meta foi para o espaço. A equipe oscilou demais jogando em LINS e, mesmo após terminar o primeiro tempo em vantagem, PERDEU por 2 a 1 do LINENSE. O resultado jogou o TIMÃO para sexto, com 32 pontos, e acabou com qualquer possibilidade de a equipe alcançar o SANTOS, hoje o quarto colocabo na tabela, com 36. Faltando uma rodada, o CORINTHIANS ainda só poderá ultrapassar o arquirrival PALMEIRAS, atual quinto na tabela, com dois pontos a mais.
O PALMEIRAS venceu o GUARANI por 4 a 1. Deu um passeio no PACAEMBU. Foi tão melhor que até se deu o direito de relaxar. Mas, no fim, voltou a mostrar por que é grande. O futebol apresentado com um time misto – a prioridade é a TAÇA LIBERTADORES – confirmou a tese de que o VERDÃO é hoje um time diferente.
O BOTAFOGO comprovou a boa campanha que vem fazendo no PAULISTA e, hoje, carimbou o passaporte às quartas de final ao bater o BRAGANTINO por 1 a 0. O resultado deixou o time de RIBEIRÃO com 31 pontos, quatro a mais do que o LINENSE, primeiro time fora da zona de classificação.
Quem também fez bonito foi a PONTE PRETA. Jogando em casa, a equipe campineira bateu o MIRASSOL por 2 a 0 e retomou a vice-liderança do PAULISTÃO, perdida para o SANTOS no sábado. O destaque da partida foi o ex-corintiano CHIQUINHO. O camisa 10 da MACACA balançou as redes duas vezes e garantiu a vitória.

FERNANDO ALONSO tem motivos de sobra para comemorar. Hoje, o espanhol da FERRARI conquistou a vitória no GP DA CHINA e empatou com o inglês NIGEL MANSELL em número de triunfos na Fórmula 1, com 31 primeiras colocações. O finlandês KIMI RAIKKONEN, da LOTUS, terminou na segunda posição e o inglês LEWIS HAMILTON, da MERCEDES, na terceira. FELIPE MASSA, da FERRARI, cruzou a linha de chegada em sexto. Agora, apenas três pilotos estão à frente do espanhol e do LEÃO – como é apelidado o legendário inglês campeão de 1992 – na história da categoria. São eles: MICHAEL SCHUMACHER, ALAIN PROST e AYRTON SENNA. De quebra, o representante da equipe da MARANELLO acabou com um jejum de 12 provas sem subir ao lugar mais alto do pódio (a última vez havia sido na etapa da ALEMANHA, em 2012). “Foi uma corrida fantástica para nós, desde a largada até o fim, e sem muitos problemas no carro. A degradação dos pneus foi menor do que o esperado, então nós administramos o ritmo”, analisou o espanhol. O resultado também o deixou na terceira colocação na classificação geral do campeonato, com 43 pontos. A liderança é de SEBASTIAN VETELL, com 52 (ele foi o quarto, hoje), seguido de perto por RAIKKONEN, com 49 pontos.

Duas semanas após seis taxistas serem executados em SANTANA DO LIVRAMENTO, na fronteira oeste do RIO GRANDE DO SUL, e PORTO ALEGRE, a capital gaúcha, a polícia anunciou hoje a prisão do suposto autor dos crimes. O estudante LUAN BARCELOS DA SILVA, de 21 anos, foi preso ontem no apartamento onde mora, em SANTA CECÍLIA, na região central de PORTO ALEGRE. A polícia diz que ele confessou os assassinatos. Os crimes ocorreram nas madrugadas de 28 de março, em LIVRAMENTO, e 30 de março, em PORTO ALEGRE. As vítimas foram executadas com dois tiros de uma garrucha calibre 22 que, segundo o criminoso, foi obtida na fronteira. A arma não foi achada. SILVA alegou que precisava de dinheiro para pagar o aluguel e o condomínio atrasados, dívida que somava cerca de 1 mil reais. Os latrocínios renderam 870 reais, além de celulares das vítimas.

Desde os 17 anos, MARIA FLORISCENA TASSARA GIRALDES dedicou-se ao magistério. FLORISCENA começou a lecionar na antiga CASA PIA SÃO VICENTE DE PAULO, em SANTOS. Formada em letras neolatinas pela USP, fundou o ATENEU OSWALDO CRUZ, lecionou português em literatura francesa na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de SANTOS, no Colégio TARQUÍNIO SILVA e no antigo Colégio MARÇAL, conhecido hoje como SANTA CECÍLIA. Foi, ainda, diretora do Cursinho SATURNINO DE BRITO. A professora era membro da Academia Santista de Letras e titular da cadeira número 1 desde 1989. Ela também era fundadora da Academia Feminina de Letras de SANTOS. Em 2008, a acadêmica foi agraciada, pela Câmara Municipal de SANTOS, em a Medalha de Honra ao Mérito BRAZ CUBAS. “Sem dúvida alguma vemos na vida de MARIA FLORISCENA um grande caso de amor pelo magistério. E quem se beneficiou com certeza foram os seus alunos, hoje homens e mulheres bem formados e educados. É muito bonito o exemplo da nossa professora, para as gerações mais novas, de perseverança, responsabilidade e amor à profissão. Em incansáveis 55 anos ininterruptos de magistério, a medalha ainda será pequena frente à magnitude de uma vida de doação”, afirmou o vereador JOSÉ ANTÔNIO MARQUES ALMEIDA, o JAMA, no ato de entrega da honraria. À época, com 82 anos, FLORISCENA disse que continuava lecionando. “Apesar de estar aposentada, não consigo largar o ofício.” Ela ainda dava aulas particulares para candidatos de concursos de magistratura e de vestibular. A professora morreu nesta data, aos 86 anos, em conseqüência de enfisema pulmonar. Havia sido internada no dia 11 no Pronto Socorro Central de SANTOS. “Ela vivia com uma cuidadora, embora fosse muito independente. No dia 9, participou de um chá poético e declamou poesias na academia”, disse o amigo e secretário municipal da Cultura, RAUL CHRISTIANO. FLORISCENA era solteira e não tinha filhos. O corpo será enterrado no Cemitério da Filosofia.  

Segundo os jornais venezuelanos “EL UNIVERSAL” e “EL NACIONAL”, ligados à oposição, a participação dos eleitores no pleito de hoje para a escolha do novo presidente do pais foi menor do que a registrada em outubro de 2012, quando HUGO CHÁVEZ venceu com 55% dos votos e HENRIQUE CAPRILES com 44,3%. Até a  noite o Conselho Nacional Eleitoral não havia divulgado nenhum dado oficial sobre a votação. Não houve pesquisa de boca de urna antes da votação.

A queda de um ônibus com mais de 40 estudantes da RÚSSIA e da UCRÂNIA de um viaduto deixou hoje ao menos cinco mortos na região de AMBERES, na BÉLGICA. Entre os mortos estão o motorista, três jovens e um adulto.

Pelo menos 22 pessoas morreram hoje devido à explosão de dois carros-bomba em frente a um tribunal de MOGADÍSCIO, a capital da SOMÁLIA, e também por conta de uma troca de tiros entre homens armados e seguranças. Horas mais tarde, uma forte explosão atingiu uma área próxima ao aeroporto da cidade. Militantes ligados à AL-QAEDA assumiram neste ano a autoria de vários atentados suicidas em MOGADÍSCIO. 

O secretário de Estado norte-americano, JOHN KERRY, apelou hoje aos líderes da COREIA DO NORTE a dialogarem sobre a crise nuclear no PACÍFICO. A declaração foi dada durante visita ao JAPÃO. A viagem a TOQUIO foi a última de uma turnê de KERRY pela ÁSIA, com o objetivo de garantir apoio para frear o programa nuclear norte-coreano e tranqüilizar os aliados dos EUA depois de semanas de ameaças de guerra.

2 014     :     -    SEGUNDA-FEIRA
O Comandante Militar do Sudeste, GENERAL-DE-EXERCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, tem a honra de convidar V.Exª/V.Sª e digníssima família para a solenidade do DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

O Comandante Militar do Sudeste, GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, tem a honra de convidar Vexa/VSª e digníssima família para a solenidade de passagem do Cargo de Comandante da 2ª Região Militar, do GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS para o GENERAL-DE-DIVISÃO CLÁUDIO COSCIA MOURA.
Está marcada a inauguração do retrato do comandante que sai às 9:30 horas e a formatura da tropa será às 10:30 horas no QG do CMSE.

Em 4 de janeiro de 1998, com a denominação de Região de Inspeção, foi criada a 2ª Região Militar, localizada na capital paulista.
Em quase um século de existência, teve sua denominação alterada várias vezes: I Região de Inspeção, em 6 de agosto de 1908; 6ª Região Militar, em 23 de fevereiro de 1915; Quartel General 2ª Região Militar, em 18 de julho de 1919; e Comando da 2º Região Militar, em 11 de setembro de 1978.
A denominação histórica de Região das Bandeiras, que passou a ostentar a partir de 24 de abril de 1992, foi concedida pelo justo reconhecimento da participação regional na vida da sociedade paulistana e tal qual os demais Bandeirantes vêm cumprindo, desde 1908, o seu sagrado dever de preservar a soberania e integridade do BRASIL.
A 2ª Região Militar é o Grande Comando Administrativo responsável pelo apoio às Organizações Militares do Comando Militar do Sudeste, possuindo 4 GU estratégicas da Força Terrestre.
A 2ª RM, em virtude do efetivo populacional do Estado de São Paulo, é responsável pelo processo seletivo de cerca de 30% de todo efetivo alistado no BRASIL; por aproximadamente 50% de todas as atividades envolvendo a fiscalização de produtos controlados; pelo gerenciamento das atividades de 73 Tiros de Guerra; pelo recebimento e distribuição de grande parte das viaturas adquiridas pelo Comando Logístico; possui o único laboratório que examina os uniformes e equipamentos adquiridos pelo Exército; atende, na área de saúde, aos sediados em SÃO PAULO e, quando o tratamento é mais especializado, recebe pacientes de diversas regiões do país; controla cerca de 25 mil militares da reserva, inativos e pensionistas; recebe e destrói, no mesmo dia, o armamento recolhido pelos órgãos de Segurança e oriundos da Campanha do Desarmamento.

Para assistir às solenidades acima descritas, saio de casa por volta das 8 horas. A temperatura caiu para 22ºC e há chuvisqueiros esparsos. Apesar de enfrentar um trânsito ruim na saída da VIA DUTRA e MARGINAL TIETÊ, vou chegar ao Comando Sudeste por volta das 10 horas. Ali encontro o ALFREDO PIRES, acompanhado de sua esposa dona NAIR. Também está presente dona LÍGIA, filha do AMADO RÚBIO. Ele explica que seu pai não tem saído de casa e ela veio representá-lo. Depois da queda, quando bateu com a testa no cimentado de uma calçada, o AMADO sente fraqueza nas pernas e está proibido de sair por enquanto. Comparecem para o evento os Comandantes do IV COMAR (MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR MARCELO KANITZ DAMASCENTO, que assumiu o comando em 4 de abril), 8º DISTRITO NAVAL, VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO; Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, e oficiais superiores das três armas. Também estão presentes o CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA (sub-cmt PMESP), CORONEL PM EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL, Comandante do CPAM-2 (ÁREA SUL), CORONEL PM MARCO ANTÔNIO SEVERO SILVA e outros oficiais da PMESP.
Sob a presidência do GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, vão acontecer as solenidades programadas. Acontece que já estávamos no palanque, com a tropa formada para o início da primeira solenidade, Comemoração do DIA DO EXÉRCITO, quando começa a chover. Os convidados vão para o hall principal do Comando Sudeste e a tropa é dispensada por causa do mau tempo. Os vereadores CORONEL PM CAMILO e MAJOR PM OLÍMPIO estão presentes aos eventos.
Após a comemoração do DIA DO EXÉRCITO (a data certa é 19 de abril, comemorada hoje por causa da Semana Santa), vamos ter a passagem de Comando da 2ª Região Militar. Encerrados os eventos, ainda vou permanecer durante um bom tempo no CMSE. Venho a conhecer  o TENENTE CASTRO NEVES, que trabalha da 2ª Seção do CMSE. Ele é filho do CORONEL PM AYRTON MONTEIRO MENDES. Seu avô é o CORONEL PM EDUARDO MONTEIRO, atualmente residindo em PIRASSUNUNGA. CASTRO NEVES guarda com muito carinho um capacete de um dos seus parentes que participou do Movimento Constitucionalista de 1932. Quer restaurá-lo e vem conversar conosco sobre esse assunto. O CASTRO NEVES foi-me apresentado pelo TENENTE-CORONEL EDUARDO HAMAOKA. Também converso durante um bom tempo com o atual presidente da SASDE, CID DIVISATE, nosso conhecido desde os tempos em que ele presidiu a SOAMI, no CPOR/SP. Outra pessoa com que converso é o capelão BENEDITO DE OLIVEIRA, pertencente à Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU. Cruzamos também com o GENERAL-DE-DIVISÃO CARLOS SARDINHA (Cmt da 2ª DE), CORONEL CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, CORONEL ERNESTO PRIMO ARAGÃO BASTOS, e muitos outros conhecidos.
Vou chegar à Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 13 horas. MARINEI encontra-se presente com o seu filho GABRIEL. Vai levá-lo, agora à tarde, numa psicóloga, filha de dona MARIA CECÍLIA MUSUMESSI, nossa associada. Face uma situação que nos foi trazida pelo MAJOR PM BAIA, marco a entrega da Medalha MMDC, para nossos associados, em 30 de maio.
A tarde é fria e chuvosa. Atendo vários telefonemas, na ausência da MARINEI. Saio às 16 horas. Regresso ao meu lar.          

Na tela, três homens gravemente feridos. Um deles agoniza já próximo da morte. Outro pergunta pelo filho. Ao fundo, duas pessoas ironizam. Um deles diz: “Não queria ficar famoso? Morre agora então.” O outro não fica atrás. “Vai demorar muito aí? C... é para morrer”, afirmou, em tom sério.
A filmagem de 43 segundos feita por policiais militares após uma ocorrência na VILA CURUÇÁ, bairro da zona leste da capital, na terça-feira passada, vazou e foi publicada nesta madrugada em uma página de rede social que vangloria o trabalho policial. Brutal, o vídeo havia obtido 754 aprovações e 538 compartilhamentos até esta noite.
Nos cerca de 460 comentários, muitas exaltações à morte de um dos três acusados. Pessoas que questionavam o motivo da publicação das imagens eram prontamente repreendidas. “Está com dó, leva para casa. Isso é motivo de comemoração. Ri alto, vendo. Ladrão tem de morrer mesmo”, respondeu um dos usuários. “Independentemente de serem marginais, é triste ver o fim que eles mesmo escolheram. Agora, a insensibilidade das pessoas mandando eles morrerem é o que mais choca, cadê o amor ao próximo? Não é porque eram bandidos que temos de agir assim”, disse outro usuário. Nas postagens, o responsável pela página se defende. “Vê quem quer”, resumiu.
Coronel reformado da Polícia Militar e especialista em segurança pública, JOSÉ VICENTE DA SILVA é claro: o estatuto da corporação proíbe a divulgação de imagens. “Não é uma das práticas da polícia fazer isso. Deveria ser algo apenas para uso interno”, disse ele. Segundo o coronel, a recomendação é que filmagens como a da morte de acusados em tiroteios sirvam para uso posterior, na condução do inquérito pela Polícia Civil e pela Justiça, “a fim de comprovar a necessidade do uso desse tipo de força”, por parte da PM.
Em nota, o secretário da Segurança Pública, FERNADO GRELLA VIEIRA, determinou que a PM inicie a apuração sobre o vazamento das imagens na internet. Antes, a PM informou que a página onde as imagens foram divulgadas não é oficial da corporação e a mesma já é investigada pela publicação constante de “conteúdo impróprio”. A corporação ressaltou que os responsáveis pela atualização de suas páginas recebem orientação para evitar a publicação de conteúdo impróprio. Essas páginas são monitoradas.
A CORREGEDORIA PM também iniciou investigação interna para saber se houve a participação efetiva de integrantes da polícia na produção e divulgação do vídeo. Segundo o registro da ocorrência, feito no 22º DP (SÃO MIGUEL), RENATO SANTOS, de 25 anos, e MARCOS AURÉLIO ALVES, de 37, são os dois sobreviventes. O único morto ainda não tinha sido identificado. Os dois seguiam internados, uma semana depois, no Hospital SANTA MARCELINA, em ITAQUERA, na zona leste. No relato sobre o caso, naquela manhã o trio tentou assaltar um caminhoneiro, que acionou a PM. A vítima relatou que o trio estava em um UNO preto. Os policiais encontraram o veículo em seguida e a perseguição levou à troca de tiros. Os acusados estavam armados com um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 22.

Mesmo ferida na nuca por uma bala provavelmente perdida, disparada ainda não se sabe por quem, a dona de casa WANDERLEIA DA SILVA, de 38 anos, teve forças, segundo seus familiares, de ter um gesto heroico: proteger o filho que carregava no colo, de apenas 5 meses, de ser alvo de um dos disparos. De carona com um primo, ela voltava de uma igreja evangélica, por volta das 22:40 horas de domingo, levando nos braços o pequeno S., quando desceu do carro, a poucos metros da casa, em uma travessa de Avenida CUPECÊ, em CIDADE ADEMAR, na zona sul. Menos de um minuto depois, foram ouvidos ao menos cinco disparos. Perto dela, um grupo de quatro os cinco ladrões tentava roubar um motorista, que teria reagido, causando o tiroteio.

Um homem de 36 anos foi preso em um voo para a ETIÓPIA, no domingo à noite, no Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS, com 7,5 quilos de cocaína. Situação igual aconteceu com um boliviano de 46 anos, que carregava 3,9 quilos da droga, que levaria para MOÇAMBIQUE e ANGOLA. Uma mulher de nacionalidade congolesa já estava sentada no mesmo avião quando foi retirada. A mala dela tinha um fundo falso que escondia 5,06 quilos de cocaína.

Morreu hoje a menina de 9 anos vítima de um acidente provocado por um assalto, em SANTO ANDRÉ, no ABC. Na sexta-feira, um homem entrou em um ônibus com uma faca, anunciou um assalto e ameaçou o motorista, com uma arma em seu pescoço. O motorista se assustou e bateu em outro ônibus e no veículo onde estava a família da menina. Ninguém do carro sobreviveu.

Em clima de campanha eleitoral, o PSB confirmou, hoje, a chapa formada pelo ex-governador de PERNAMBUCO EDUARDO CAMPOS e pela ex-ministra MARINA SILVA como candidatos à Presidência da República e vice pelo partido, respectivamente. A composição coloca dois ex-integrantes do governo de LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA na disputa com a presidente DILMA ROUSSEFF. A dobradinha deve ser oficializada em junho, quando acontecem as convenções partidárias para homologar as candidaturas às eleições de outubro.
O anúncio da chapa foi feita no HOTEL NACIONAL, em BRASÍLIA, onde CAMPOS e MARINA foram recebidos com bandeiras e gritos de guerra de militantes e aliados do PSB e da REDE, o partido que MARINA não conseguiu criar para disputar a Presidência. Cerca de 600 pessoas estavam presentes. Além dos socialistas, também haviam políticos de outros partidos, como os senadores CRISTÓVAM BUARQUE (PDT-DF) e PEDRO TAQUES (PDT-MT) e o deputado federal ROBERTO FREIRE (PPS-SP). O PPS deve fazer parte da aliança. O escritor pernambucano ARIANO SUASSUNA também participou da festa.

Um ladrão de 21 anos não esperava ser surpreendido ao entrar em um ônibus de LUZIÂNIA (GOIÁS) no entorno do DISTRITO FEDERAL, no domingo à noite, para assaltá-lo. Quando anunciou o roubo, percebeu que outros dois assaltantes já estavam no coletivo recolhendo pertences dos passageiros. Os três criminosos começaram a discutir e um deles atacou o rapaz com uma faca. O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os outros dois assaltantes fugiram levando dinheiro, joias e celulares.

Cinco pessoas morreram e 17 ficaram feridas em um capotamento nesta manhã na Rodovia RIO-SANTOS (BR-101), em ITAGUAÍ, na BAIXADA FLUMINENSE. O veículo capotou na pista molhada, na altura do km 395, na entrada para a Praia ILHA DA MADEIRA, sentido ANGRA DOS REIS (RJ). O acidente aconteceu por volta das 6:30 horas. As vítimas estavam em um ônibus fretado que levava trabalhadores da Empresa Brasileira de Engenharia, para a sede da NUCLEP (NUCLEBRÁS EQUIPAMENTOS PESADOS), em ITAGUAÍ. Lá eles participariam da montagem de módulos para construção de uma plataforma de petróleo. A BR-101 chegou a ficar fechada para o tráfego de veículos. Equipes de bombeiros dos quartéis de SANTA CRUZ, CAMPO GRANDE e ITAGUAÍ foram mobilizadas para socorrer as vítimas. “Parece que o ônibus levou uma fechada e foi para a grama, no acostamento, e capotou. Cinco pessoas vieram a óbito no local”, disse o enfermeiro ALEXANDRE CAMPELLO, do Corpo de Bombeiros, ao site G1. Os bombeiros prestaram atendimento no local a 17 feridos (sendo dois em estado grave). As vítimas foram encaminhadas para o Hospital SÃO FRANCISCO XAVIER (em ITAGUAÍ), Hospital Municipal PEDRO II e Hospital Estadual ROCHA FARIA, na capital fluminense. Pelo menos quatro pessoas (dois mortos e dois feridos) eram da mesma família. 

O professor EDMUNDO FERRAZ NONATO foi um dos mais importantes integrantes do IO (Instituto Oceanográfico) da USP. Formando em História Natural pela universidade, tinha especialização pela SORBONNE (PARIS). De 1942 a 1955, integrou o Departamento de Biologia Geral da Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências e História. Em 1955 foi contratado pelo IO. Ele teve participação fundamental na escolha e implantação da base de pesquisas do instituto em UBATUBA, onde foi o primeiro chefe científico. NONATO foi um dos primeiros brasileiros a usar o equipamento de mergulho inventado pelo oceanógrafo francês JACQUES COUSTEAU. O professor recebeu vários prêmios de pesquisa, especialmente por sua dedicação ao estudo dos poliquetas, vermes aquáticos indicadores de distúrbios ambientais. Em 2012, seu nome foi dado à coleção biológica do IO. NONATO também fez parte da equipe de pesquisas do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais. Mesmo aposentado havia mais de 20 anos, continuava colaborando com o IO. Morreu neste 14 de abril, aos 93 anos (nasceu em 1920), após um derrame. Deixa a mulher e dois filhos. 

Dois atentados a bomba mataram hoje pelo menos 71 pessoas e deixaram 124 feridas em uma rodoviária da NIGÉRIA. As explosões aconteceram por volta das 6:45 horas (2:45 horas no horário de BRASILÍA), quando os passageiros esperavam para embarcar em 12 veículos estacionados no Terminal NYANYA BUS PARK, em ABUJA, capital nigeriana. Devido à força dos artefatos, houve muita confusão, com corpos mutilados espalhados pelo chão. Os bombeiros e equipes de resgate trabalharam durante a manhã para apagar o incêndio gerado pela detonação das bombas e para retirar os corpos do local. Nenhum grupo havia reivindicado a autoria dos ataques até esta noite, mas as autoridades nigerianas suspeitam da milícia radical islâmica BOKO HARAM, a mesma que há pouco mais de uma semana causou a morte de 98 pessoas em três ataques no norte do país. Desde 2009, quando seu líder, MOHAMED YUSUF, foi morto pela polícia, estima-se que o grupo já tenha causado mais de três mil mortes. Somente em 2014, as autoridades calculam que 250 mil famílias fugiram de suas casas, no noroeste da NIGÉRIA, e 700 pessoas morreram devido aos ataques terroristas.

Mais de 500 homens entre estudantes e funcionários de uma escola católica francesa, farão exame de DNA para detectar quem foi o autor de um estupro a uma aluna. A jovem de 16 anos foi atacada no banheiro, em setembro de 2013. É a primeira vez que um colégio francês é submetido a um exame de DNA em massa. A escola tem 1,3 mil alunos e os estudantes começaram a ser informados sobre o exame no fim de semana.

A polícia investiga uma possível ação humana no incêndio de VALPARAÍSO, no CHILE, que deixou 12 mortos e 10 mil desabrigados durante o fim de semana. Hoje, a presidente MICHELLE BACHELET participou de uma reunião de emergência. “Sabemos que é um teste enorme para as famílias afetadas, mas podem estar certos de que estamos disponibilizando todos os recursos para lidar com essa tragédia, para começar a realocação das famílias”, declarou BACHELET. Estuda-se a possibilidade de construir casas para os desabrigados e fornecer subsídios para aluguel.       

2 015     :     -     TERÇA-FEIRA
Problemas nas vistas fazem com que não possa trabalhar normalmente no computador. Vou para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, onde tenho uma tarde bastante atarefada. Enquanto me dedico às visitas, MARINEI elabora a Pauta para a reunião do Conselho Superior, que acontecerá amanhã. Também registra os diplomas da Medalha MMDC para a solenidade marcada para a quarta-feira, dia 15, no Auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP - localizado na Rua da Consolação. Ali será anunciada a criação do 39º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC - NÚCLEO MMDC CENTRO "HERÓIS DA PRAÇA DA REPÚBLICA".
Está despontando a criação do 40º Núcleo. O CORONEL PM ADILSON LUÍS FRANCO NASSARO, Comandante do CPA/M-10, juntamente com o MAJOR PM CELSO, do 1º BPMM, comparecem ao Obelisco nesta tarde para propor a criação de um núcleo na Área SUL, pertencente ao 1º BPMM. Planeja-se para o dia 26 de maio a solenidade onde será anunciado o novo núcleo.
NASSARO lembra os seus tempos de CAPITÃO PM, quando trabalhava no Tribunal de Justiça, com o CORONEL PM ROBERTO LEMES, e os seus primeiros contatos com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em 2005. Diz das suas impressões da Sociedade naquela época e agora, quando, já coronel, assume um Comando de Policiamento da Área Sul. Trabalhou durante muitos anos em ASSIS, depois que saiu do TJ.
O MAJOR PM CELSO, por sua vez, relembra 1990, quando se apresentou, como Aspirante a Oficial, na Área Leste, justamente quando eu comandava o CPA/M-4.
Quase às 16 horas, dois cadetes vêm trazer para minha assinatura um diploma da Medalha "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", que será entregue amanhã ao CORONEL PM ILO MELO XAVIER. O aluno-oficial VIEIRA, atual Presidente do Núcleo situado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, convida-me para esse evento, mas não poderei comparecer, pois no mesmo horário estarei no CREMESP.
MARINEI conduz-me até em casa. Desta vez não temos problemas de trânsito. Sinto-me cansado nesta noite. Pouca coisa produzo em minha biblioteca.

O Ministério Público Estadual de São Paulo pediu a quebra dos sigilos bancário, fiscal e dos cartões de crédito do provedor licenciado da SANTA CASA, KALIL ROCHA ABDALLA, da mulher dele, do filho e de mais 19 pessoas físicas e jurídicas ligadas à gestão do hospital.
Os promotores alegam que, entre 2009 e 2014, a SANTA CASA recebeu dos cofres públicos mais do que gastou com pacientes. Mesmo assim, no mesmo período, o endividamento da instituição cresceu consideravelmente. Atualmente, a maior filantrópica da AMÉRICA LATINA tem uma dívida de mais de 400 milhões de reais. Segundo a Promotoria, há fortes indícios de tráfico de influência, nepotismo, enriquecimento ilícito e contratação irregular de serviços na gestão de KALIL. A direção do hospital ainda não se pronunciou sobre o pedido do Ministério Público Estadual, mas disse que está à disposição das autoridades para prestar qualquer tipo de esclarecimento.

Funcionários da Estação PINHEIROS, que faz integração entre a LINHA 9 - ESMERALDA e a LINHA 4 - AMARELA, do Metrô, fizeram, hoje, uma simulação de controle de fluxo de passageiros. Circulam pelo local diariamente 284 mil usuários. Os passageiros desaprovaram a iniciativa.
Cerca de 22 agentes usaram grades para criar dois corredores diferentes - um para quem ia ao Metrô e outro para os passageiros que se direcionavam aos trens. Ambos os caminhos passavam até pela calçada da estação, o que gerou desconforto aos transeuntes.
A simulação começou às 14:30 horas e, um minuto depois, cinco pessoas já reclamavam com um segurança, pois a entrada normal da CPTM estava fechada.
Quando os trens ou Metrô chegavam, a confusão começava. Mesmo com os anúncios, feitos pelos alto-falantes e pelos funcionários, muitos usuários ficavam sem saber qual direção escolher.
Cansado de observar, o casal GISELE DE JESUS e LEONARDO CASTRO decidiu sentar do lado de fora da estação e esperar tudo voltar ao normal. "Está uma palhaçada e uma bagunça tudo isso", disse GISELE. "Está parecendo uma feira livre com todo mundo gritando", complementou LEONARDO.
O simulado operacional aconteceu por 15 minutos e as catracas da estação ficaram liberadas durante a realização. A circulação das linhas não foi interrompida.
As duas companhias afirmaram que a simulação é uma maneira de garantir conforto e segurança em ocorrências "anormais". De acordo com o gestor de atendimento da VIA-QUATRO, JOSÉ LUÍS BASTOS, a medida será colocada em prática apenas em casos de crise. "O plano vai funcionar se a VIA-QUATRO e a CPTM não conseguirem ofertar viagens para o tanto de passageiros e em alguma situação grave, como a paralisação de ônibus", afirmou.
O chefe do departamento de operação da CPTM, JOANITO FERREIRA, disse que a simulação serviu para preparar os funcionários e a população. "O nosso objetivo foi atingido", garantiu. Os resultados da operação serão analisados pelas empresas.

A Polícia Civil investiga dois homicídios que aconteceram em um estacionamento por volta das 23 horas de segunda-feira, dia 13, na Avenida CANGAÍBA, na PENHA, zona leste da capital.
De acordo com a polícia, o manobrista CAÍQUE DO NASCIMENTO DE JESUS, 22 anos, que trabalhava no comércio, foi baleado e morto pelo vigia ROBERTO SOUZA DOS SANTOS, de 23 anos, que cuidava das lojas da região.
Depois de atirar contra o manobrista, ROBERTO foi encontrado morto no estacionamento com dois tiros na cabeça.
Segundo o boletim de ocorrência, o vigia e o manobrista tiveram uma discussão na porta do estabelecimento. Após o desentendimento, ROBERTO foi embora do local. Entretanto, o vigia retornou e, quando o manobrista colocava um carro dentro do estacionamento, ROBERTO atirou três vezes contra ele. CAÍQUE ainda conseguiu sair do local com o carro e dirigiu por 50 metros, mas depois parou o veículo. A namorada do manobrista, que estava em um quarto no estacionamento, contou à polícia que ouviu os disparos. Quando ela se preparava para sair, viu ROBERTO correndo para o fundo do estabelecimento. Ele caiu logo em seguida. A polícia quer identificar quem matou o vigia.
A mulher disse ainda que CAÍQUE estava sendo ameaçado pelo vigia porque descobriu que ROBERTO havia furtado dinheiro do caixa do estacionamento. O manobrista foi socorrido, mas morreu no hospital.
De acordo com KEMELL ATALA, 55 anos, dono do estacionamento, a vítima e ROBERTO eram amigos e já saíram juntos para festas na região.
CAÍQUE trabalhava no local havia um mês e fazia curso de soldador. Já ROBERTO fazia bico de vigia para os comércios da avenida havia seis meses. "Estou surpreso e não entendo o que aconteceu", disse KEMELL.
A Polícia Civil já está com imagens de duas câmeras de segurança. Elas podem ajudar no esclarecimento do que ocorreu no estacionamento.

Nove meses após a aposentadoria do ministro do STF JOAQUIM BARBOSA, a presidente DILMA ROUSSEFF escolheu um jurista com fortes ligações com o PT e coma CUT para substituir o algoz dos petistas mensaleiros na mais alta Corte da Justiça do país. A indicação de LUIZ EDSON FACHIN foi confirmada hoje à noite pelo Palácio do Planalto.
Agora, caberá ao professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do PARANÁ convencer os senadores de que é apto para o cargo. A sabatina e a posterior votação à indicação devem acontecer nas próximas semanas.
Por duas vezes, em 2011 e 2013, o nome de FACHIN foi cogitado para integrar o STF, mas à época ele perdeu a cadeira, primeiro, para LUIZ FUX e posteriormente para LUÍS ROBERTO BARROSO. Agora, que não despontava como favorito, ele superou os ministros do STJ LUÍS FELIPE SALOMÃO, BENEDITO GONÇALVES e MAURO CAMPBELL, este último considerado até então o preferido nas bolsas de apostas. Também figuravam na lista de DILMA para a cadeira de BARBOSA o tributarista HELENO TORRES e o jurista CLÈMERSON CLÈVE.
FACIN terá de superar agora a rejeição no Senado, em especial a do presidente da Casa, RENAN CALHEIROS. Quando o jurista paranaense foi cogitado como substituto de BARBOSA, RENAN avisou ao Palácio do Planalto de que qualquer indicado "com digital" do PT passaria pelo constrangimento de ser barrado pelo plenário. O preferido de RENAN e de lideranças do PMDB era o presidente da OAB, MARCUS VINÍCIUS FURTADO COELHO. Nos últimos dias, RENAN foi procurado por emissários de FACHIN para minimizar a antipatia. Entre os que conversaram com o peemedebista está o senador do PSDB do PARANÁ, ÁLVARO DIAS, e o atual presidente do STF, RICARDO LEWANDOWSHI.
Na última quinta-feira, RENAN e FACHIN foram apresentados e conversaram por alguns minutos. FACHIN tem um vasto currículo, é sócio-fundador da banca FACHIN ADVOGADOS ASSOCIADOS, graduado em Direito pela Universidade Federal do PARANÁ, com mestrado e doutorado em Direito pela PUC de SÃO PAULO e pós-doutorado no CANADÁ. Além disso, foi pesquisador do Instituto MAX PLANK, na ALEMANHA, e professor visitante do KING´S COLLEGE, na INGLATERRA. Por indicação da CUT, integra a Comissão da Verdade do PARANÁ.
Dentro do PT, os padrinhos do indicado de DILMA foram a senadora GLEISI HOFFMANN e seu marido, o ex-ministro PAULO BERNARDO, além do ex-deputado petista SIGMARINGA SEIXAS, que tem forte influência no PT a cada aposentadoria de um ministro do Supremo. O ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, preferia MAURO CAMPBELL, mas não se opôs a FACHIN.   

Morreu nesta terça-feira (14), em um acidente de carro na Rodovia dos Bandeirantes, o roqueiro Percy José Weiss, de 60 anos, ex-vocalista do grupo Made in Brazil e integrante das bandas Harppia e Patrulha do Espaço. Segundo a concessionária AutoBAn, o acidente aconteceu após Weiss perder o controle do carro e capotar parando canteiro central. Socorristas tentaram reanimar o músico, mas a morte foi registrada às 14h43, no sentido interior. O que teria causado a perda do controle na direção não foi relato no boletim de ocorrência e segue sobre investigação.
"O rock perde um cantor de voz potente. Eu perco um irmão", lamentou o músico Oswaldo Rock Vecchione, baixista do Made in Brazil.. Ele lembra que na segunda conversou com o músico via Facebook sobre um show que fariam no Sesc tocando o álbum Massacre, censurado em 1977 e recém-lançado em vinil. "Percy tocaria conosco parte do show. Atualmente, ele trabalhava em um projeto chamado Percy's Band em São Paulo"
Weiss nasceu no Rio de Janeiro mas morava em Campinas com esposa. A última apresentação de Weiss com o Made in Brazil foi no Festival Psicodália, em 2014.
Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.

Cerca de 400 imigrantes morreram afogados após naufrágio no MAR MEDITERRÂNEO, informou a ONG SAVE THE CHILDREN. A organização colheu relatos de sobreviventes os quais foram resgatados por um outro barco e levados a um porto no Sul da ITÁLIA. Segundo a entidade, o barco partiu da costa da LÍBIA e virou 24 horas depois. Apenas 150 pessoas foram resgatadas. Antes desta tragédia, mais de 500 mortes haviam sido registradas esse ano. Os imigrantes deixam a ÁFRICA e partem em busca de uma vida melhor na EUROPA.

Após se reunirem a portas fechadas na CÚPULA DAS AMÉRICAS, realizada no último fim de semana no PANAMÃ, o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, decidiu retirar CUBA da lista de países que apoiam o terrorismo. Essa era a principal demanda exigida por HAVANA para o pleno restabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações. A legislação do embargo econômico, porém, segue independentemente da decisão do governo norte-americano.
Sob acusação de apoiar as FARC, CUBA estava na lista desde 1982 e, agora, apenas IRÃ, SUDÃO e SÍRIA se encontram nessa condição. Na prática, países financiadores do terrorismo sobrem sanções financeiras e comerciais, com limitação de operações dentro dos EUA ou com empresas e bancos norte-americanos fora do país. Sei deixar a classificação, HAVANA poderá tomar empréstimos e ampliar relações comerciais com terceiros países.