terça-feira, 10 de novembro de 2015

8 DE NOVEMBRO DE 2015 - DOMINGO

DIA      OITO        DE        NOVEMBRO        DE        2 015       -      D O M I N G O.
78 anos, 10 meses e 12 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
123º DIA DO ANO 66º
57 anos e 155 dias na PMESP
56 anos e 267 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 324 dias – 490 632 horas.
52 anos e 60 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
27 anos e 239 dias no Posto de Coronel – 331 meses e 27 dias.
4 anos e 124 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.  
10 160 dias CORONEL - 23 anos e 330 dias na reserva .
10 709-257 772                       10 160-244 292                                10 427-251 632.

DIA MUNDIAL DO URBANISMO


QUANDO PENSAR EM JULGAR O OUTRO, OLHE PRIMEIRO PARA DENTRO DE VOCÊ. EM MUITOS JULGAMENTOS MESQUINHOS, JULGAMOS A NÓS MESMOS NA FIGURA DO OUTRO.

DIA DOS QUATRO SANTOS COROADOS OU SANTOS ESCULTORES. Na PANÔNIA, atual HUNGRIA, quatro escultores cristãos foram decapitados porque se recusaram a esculpir estátuas de ídolos. Seus corpos foram lançados ao RIO DANÚBIO. Eles sofreram o martírio durante a perseguição de DIOCLECIANO. Chamavam-se: SEVERO, SEVERIANO, CARPÓFORO e VITORINO.

2078 a. do primeiro discurso do romano CÍCERO contra CATILINA, que fora derrotado por ele nas últimas eleições para CATILINA. O discurso foi proferido em 63 a.C. “ATÉ QUANDO, CATILINA, ABUSARÁS DE NOSSA PACIÊNCIA?(...) Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? (...) Ó tempos, ó costumes! (...) Á morte, CATILINA, é que tu deverias, há muito, ter sido arrastado por ordem do cônsul; contra ti é que se deveria lançar a ruína que tu, desde há muito tempo, tramas contra todos nós.” CÍCERO fez a célebre pergunta olhando diretamente no olho de LÚCIO SÉRGIO CATILINA, tribuno como ele, no Senado romano, em 8 de novembro a. C. Foi um longo discurso continuado no dia seguinte, feito por um aristocrata e vigoroso defensor das regras republicanas, contra um adversário que representava escravos libertos e pequenos agricultores. CÍCERO dizia que o rival conspirava contra a República, mas não tinha provas. Com o poder da retórica, no entanto, atingiu seu objetivo. O Senado foi convencido e decidiu punir CATILINA, a quem restou fugir de ROMA e reunir grupos rebeldes em MARSELHA, para tentar derrubar a República. O rebelde foi derrotado e morto, pouco tempo depois.
1708 a. martírio dos QUATRO COROADOS deve ter ocorrido lá pelo ano de 307; sendo que a Igreja Católica Apostólica Romana os comemora no dia 8 de novembro. Ao final do século III, na IUGUSLÁVIA, viviam os escultores. Os corpos flagelados de SEVERO, SEVERIANO, CARPÓFORO e VITORINO foram atirados a cães ou lobos famintos, que se recusavam a comer os restos mortais. Os emblemas dos QUATRO COROADOS são: o Serrote, o Maço ou Malho, o Compasso e o Esquadro, instrumentos sobrepostos a uma coroa. Pode haver também a figura de um cão ou de um lobo. Foram mortos a vergastadas, por ordem de DIOCLECIANO, pois teriam se recusado a esculpir imagens destinadas à adoração pagã. Os QUATRO COROADOS são considerados os Padroeiros da Maçonaria Operativa.  
1221 a. da cidade japonesa de KYOTO, fundada em 8 de novembro de 794.
395 a. BATALHA DA MONTANHA BRANCA, em 8 de novembro de 1620. A primeira grande vitória dos católicos Habsburgos sobre a União Protestante, uma aliança militar entre os Estados protestantes alemães, durante a GUERRA DOS TRINTA ANOS (1618-1648). Os tchecos perdem seus bens e muitos rebeldes são condenados à morte. A coroa da BOÊMIA deixa de ser eletiva para se tornar hereditária dos Habsburgos. O protestantismo é proibido nos domínios imperiais, e a língua tcheca é substituída pela alemã.
251 a. nasce JOSÉ BONÍFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, o Patriarca da Independência, em 8 de novembro de 1763.
222 a. aberto ao público o MUSEU DO LOUVRE, em PARIS, no dia 8 de novembro de 1793.
216 a. nasce EVARISTO PEREIRA DA VEIGA E BARROS, autor da letra do HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, em 8 de novembro de 1799.
216 a. executados quatro líderes da “CONJURAÇÃO BAIANA”, que pregavam o absolutismo no BRASIL, em 8 de novembro de 1799.
198 a. BRASIL devolve a GUIANA à FRANÇA, em 8 de novembro de 1817.
193 a. BATALHA DE PIRAJÁ, primeira vitória brasileira contra portugueses, em 8 de novembro de 1822.
168 a. nasce o escritor ABRAHAM STOKER, em DUBLIN, IRLANDA (8 de novembro de 1847). Terceiro dos sete filhos de ABRAHAM STOKER – um funcionário público da secretaria do castelo de DUBLIN - e de CHARLOTTE THORNLEY, o pequeno BRAM, como prefere ser chamado, passa os oito primeiros anos da vida confinado a uma cama em decorrência de uma misteriosa doença que os médicos não conseguem diagnosticar. Jamais se saberia se a causa dessa enfermidade era de ordem física ou psicológica e até que ponto iria influenciar seu futuro fascínio pela morbidez. O relacionamento de BRAM com a mãe é excepcionalmente afetivo. A senhora STOKER partilha com o filho seu conhecimento e amor por contos de fadas, histórias de fantasmas e apavorantes narrativas sobre a pandemia de cólera que atingira a EUROPA de 1826 a 1937 e da qual ela havia sido testemunha. Em 1863, com dezesseis anos de idade, BRAM ingressa no TRINITY COLLEGE DE DUBLIN, onde cursa Matemática Pura. Destaca-se notavelmente no curso, pratica esportes – chega a ganhar um prêmio em atletismo – e torna-se presidente da SOCIEDADE FILOSÓFICA. O jovem BRAM sonha ser escritor, porém, induzido pelo pai, que tem planos mais práticos para ele, acaba seguindo-lhe os passos na carreira pública e, a partir de 1866, também passa a trabalhar no castelo de DUBLIN. Nesse período, como um burocrata a serviço da Justiça, escreve um manual denominado Deveres dos Amanuenses e Escrivães nas Audiências para Julgamento de Pequenas Causas e Delitos na Irlanda, que só seria publicado em 1879. Obtém com louvor, em 1870, o diploma de Bacharel em Ciências. Durante os oito anos em que trabalha como funcionário público, STOKER desempenha também cargos universitários, participa de sociedades científicas e literárias e colabora em periódicos. É cronista, jornalista, contador, crítico teatral do Evening Mail de DUBLIN e editor do THE IRISH ECO.
Ao assistir no palco a uma interpretação de HENRY IRVING, em 1876, STOKER fica impressionado com o talento do ator inglês, que representa as peças de SHAKESPEARE em uma temporada no teatro de DUBLIN. BRAM publica em sua coluna uma análise da atuação de IRVING. Os comentários de STOKER certamente agradam a IRVING, pois eles são apresentados após o término do espetáculo e tem início uma amizade que se manteria por quase trinta anos. Dois anos depois HENRI IRVING oferece ao amigo STOKER o cargo de administrador do ROYAL LYCEUM THEATRE DE LONDRES. STOKER imediatamente pede demissão do cargo público, casa-se com FLORENCE BALCOMBE, uma linda jovem de dezenove anos que rompera um noivado de três anos com OSCAR WILDE, e segue para a INGLATERRA. No ano seguinte FLORENCE dá à luz o único filho do casal, NOEL. Nesse mesmo ano, STOKER publica seu primeiro livro, THE DUTIES OF CLERKS OF PETTY SESSIONS IN IRELAND. Seu segundo livro, UNDER THE SUNSET, publicado em 1882, consiste em oito contos infantis de mistério.
BRAM STOKER trabalha intensamente: além de ser responsável por mais de uma centena de funcionários do teatro, organiza turnês internacionais da companhia teatral, cuida da correspondência de HENRI IRVING. Em meio a todas essas atividades, ainda encontra tempo para escrever. Ao entrar em contato com a sociedade londrina, que tende a ser apaixonada pelo sobrenatural, BRAM STOKER começa a encontrar inspiração e material para escrever suas histórias soturnas.
Em 1890 STOKER começa a escrever um romance sobre vampiros, ainda sem título definido. No verão desse mesmo ano passa férias em WHIRBY, onde passa a cogitar o nome DRÁCULA para esse romance que está escrevendo. Ao mesmo tempo trabalha em outro livro, O CASTELO DA SERPENTE, que é publicado em 1891. O panorama intelectual da época em que vive BRAM STOKER revela a forte influência dos movimentos espiritualistas da INGLATERRA VITORIANA do final do século XIX e início da era EDUARDIANA – a chamada BELLE ÉPOQUE. Estranhas combinações de esotérico cientificismo e ritualístico misticismo são dadas à luz e ganham notoriedade e aclamação popular. Racional e irracional encontram-se estreitamente ligados. Reunindo o gosto pelo fantástico e pelo oculto com base em suas observações em penitenciárias da INGLATERRA, onde lhe despertam a atenção alguns detentos obcecados pela compulsão de verter sangue e até mesmo de ingeri-lo – sintoma de uma disfunção metabólica de origem genética causada por uma deficiência enzimática e que reduz a produção das células sangüíneas -, BRAM STOKER começa a fazer pesquisas para complementar o livro que viria a ser sua obra – prima. Ao ser publicado em maio de 1897, sete anos depois de iniciado, lançaria o protagonista DRÁCULA em projeção mundial, bem como o próprio autor. Durante esse período publica três livros: THE WATTER´S MOU e CROKEN SANDS em 1894 e THE SHOULDER OF SHASTA em 1895. Nas lendas e no folclore os vampiros já eram conhecidos havia séculos. Em suas pesquisas, STOKER reúne informações sobre a crença em vampiros na TRANSILVÂNIA e baseia-se ainda na sintomatologia de algumas anomalias genéricas ligadas a grupos mediterrâneos e que podem ser aliviadas com transfusões de sangue: palidez, crescimento anormal de pêlos, unhas e dentes, retraimento da gengiva, sensibilidade à luz e, em alguns casos, crises de insanidade. Existe também a possibilidade de que, para criar o personagem – título de seu romance de terror, BRAM STOKER, já familiarizado com a literatura inglesa do século XIX sobre vampiros, tenha se inspirado no príncipe da VALÁQUIA – VLAD TEPES DRACUL – (nome originário de drac, que em romeno significa dragão, diabo). DRACUL, que viveu no século XV, foi um tirano e um guerreiro muito cruel, porém não exatamente um vampiro. Aliás, é HENRY IRVING, com sua voz sibilante, quem serve de modelo a STOKER para a descrição do demoníaco personagem DRÁCULA. Um ano depois da publicação de DRÁCULA, BRAM STOKER escreve um outro livro, MISS BETTY; mas sua carreira entra em declínio: um incêndio no LYCEUM THEATRE destrói a maior parte dos figurinos, adereços e equipamentos do teatro, que viria a ser fechado em 1902. Em 1903, BRAM publica OS SETE DEDOS DA MORTE, e no ano seguinte THE MAN. Nesse período também sua saúde começa a declinar. HENRY IRVING morre em 1905, e a saúde de BRAM piora ainda mais. Nesse mesmo ano sofre um derrame cerebral e, logo em seguida, contrai uma doença nos rins. É com grande dificuldade que escreve os últimos livros. Em 1906 publica PERSONAL REMINISCENSES OF HENRY IRVING, em homenagem ao amigo. Em 1909 publica O CAIXÃO DA MULHER VAMPIRO, e dois anos depois, O MONSTRO BRANCO. No dia 20 de abril de 1912, com 64 anos de idade, esgotado e enfraquecido pelos prolongados problemas de saúde, BRAM STOKER morre sem ter tido a oportunidade de assistir ao notável sucesso de sua obra.
Em 1922 é produzido na ALEMANHA o primeiro filme baseado no romance DRÁCULA, de BRAM STOKER – NOSFERATU. DRÁCULA continua sendo a obra literária mais freqüentemente adaptada para o cinema, e seus personagens as figuras mais retratadas na tela, ao lado do detetive SHERLOCK HOLMES e seu fiel auxiliar WATSON, do escritor inglês ARTHUR CONAN DOYLE. 
Em 1987, a Associação de Escritores de Histórias de Horror dos EUA instituiu um conjunto de prêmios anuais em seu campo de atuação que recebeu o nome de BRAM STOKER AWARD.     
O ator CHRISTOFER LEE, que encarnou onze vezes o personagem DRÁCULA, cujo papel consagrou sua longa carreira no cinema, declarou no FESTIVAL IMAGFIC DE MADRI, em 1999: “DRÁCULA é um herói maléfico, a que eu tenho dado um certo toque de tristeza, sem esquecer que é um personagem heróico, romântico e sensual”.  
131 a. do DIÁRIO POPULAR/DIÁRIO DE SÃO PAULO. Fundado em 8 de novembro de 1884, um longínquo sábado de primavera, pelos jornalistas JOSÉ MARIA LISBOA e AMÉRICO DE CAMPOS. Tinha seis páginas e custava 60 réis. O editorial do DIÁRIO, intitulado “UMA PROMESSA”, informava que o jornal seria, “tanto quanto possível, a sombra dos leitores, o fiscal dos fiscais, a polícia da polícia, mas sem intenções pessoais, sem injúria, apenas estudando os fatos, discutindo, aconselhando, aprendendo e demonstrando”. SÃO PAULO era só uma província, erguida ao redor de 102 ruas e 17 praças. A cidade tinha apenas 50 mil habitantes e sua área urbana ia da margem esquerda do rio TAMANDUATEÍ até o largo do AROUCHE, de leste a oeste; e se estendia do largo da LUZ à rua da GLÓRIA, de norte a sul. Teve como primeira sede a rua da IMPERATRIZ, 54 (atual rua XV DE NOVEMBRO). Nos primeiros anos de vida, o DIÁRIO consolidou-se como um jornal influente. Seu primeiro grande momento editorial ocorreu em 14 de maio de 1888, segunda-feira, quando o jornal foi para a banca estampando na capa a manchete da promulgação da LEI ÁUREA, que abolia os escravos. Já assumia o compromisso de tratar de temas municipais – uma ousadia para a época. Em 1884 o jornal já falava da periferia e de impostos. Em 1917 denunciou a violência da polícia contra operários. Outra grande mudança política que o País sofreu no final daquele século foi a PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, em 15 de novembro de 1889. Já com seis anos de vida, o DIÁRIO destacava na capa: “VILA A REPÚBLICA!”. No texto, fazia a apologia dos ideais libertários que defendia. Em 28 de março de 1917, o jornal inaugurava uma nova redação, de três andares, com novos equipamentos gráficos, na rua do ROSÁRIO, 1 (atual rua JOÃO  BRÍCOLA). Nova mudança de sede aconteceu em 23 de janeiro de 1954, quando o DIÁRIO foi para a rua do CARMO, 14, em um prédio de oito andares. O jornal se mudou para a rua MAJOR QUEDINHO 28, em 26 de agosto de 1975. Em 1988, o logotipo de letras góticas, mantido sem alterações por 104 anos, ganha layout mais moderno. Em novembro de 1996 começa a circular a Revista JÁ. No dia 1º de junho de 1998, sai a primeira impressão colorida do DIÁRIO. Em 7 de julho de 1998, inaugurava, na via ANHANGUERA, em OSASCO seu parque gráfico. No dia sete de abril de 2001, a empresa foi adquirida pela INFOBLOBO, responsável pelos veículos impressos das ORGANIZAÇÕES GLOBO. Em 23 de setembro de 2001 o nome do jornal muda para DIÁRIO DE SÃO PAULO, que chega às bancas com novo projeto gráfico, assinado pelo designer espanhol ROGER VALLÈS. Em 22 de novembro de 2001, o DIÁRIO muda para a sede atual, na rua MAJOR QUEDINHO, 90.   
JOSÉ MARIA LISBOA só se afastou do DIÁRIO aos 72 anos. Morreu em 1918. AMÉRICO DE CAMPOS foi nomeado cônsul em NÁPOLES após a proclamação da República. Morreu em 1899, na ITÁLIA. O DIÁRIO seguiu nas mãos do filho de LISBOA, JOSÉ MARIA LISBOA JÚNIOR. Nesses anos todos, o DIÁRIO presenteou seus leitores com informações em primeira mão, como a morte da princesa DIANA, em 31 de agosto de 1997, ou a cobertura completa, em 12 de setembro de 2001, do ataque às torres do WORLD TRADE CENTER, em NOVA YORK. A notícia ganhou a manchete e ocupou toda a primeira página: “Terror ataca EUA e abala o mundo”. 
A capa da primeira edição do DIÁRIO POPULAR traz um editorial intitulado "UMA PROMESSA!, no qual os proprietários do jornal apresentam a linha editorial que será seguida: "Está nos planos desta folha não perder de vista os inter - esses denominados municipais", diz o texto, anunciando a vocação que seria uma marca definitiva do novo veículo que surgia. No mesmo texto, JOSÉ MARIA LISBOA e AMÉRICO DE CAMPOS garantem que o jornal será a "sombra dos edis" (como se chamavam os prefeitos), o "fiscal dos fiscais", "a policia dos políticos".
No dia 14 de maio de 1888, a capa anuncia em primeira mão para o País a LEI AUREA e traz o texto do decreto. Como "articulista de fundo", no Jargão jornalístico daquele tempo, o jornal contava com ARISTIDES LOBO, correspondente no RIO DE JANEIRO, que proporcionou ao jornal o "furo" nacional da libertação dos escravos, já na edição vespertina deste dia. Abaixo do texto do decreto, o jornal afirma na capa que "bem raro, em nossa terra, o poder executivo é agora, mero executor de um decreto do povo".
No dia 16 de novembro de 1889, um dia depois da proclamação da República, o jornal estampa o título  "VIVA A REPÚBLICA". Nas páginas internas, entretanto, ARISTIDES LOBO escreveu o famoso registro jornalístico sobre a ausência de participação popular no evento. "O povo assistiu aquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava".
No dia 11 de julho de 1932, a capa da edição deste dia traz o título "SÃO PAULO PELA CONSTITUIÇÃO". Num editorial, o jornal afirma que "a terra paulista é hoje o centro e o foco de um dos movimentos de maior sentido histórico de toda vida nacional". Há uma mensagem do governador PEDRO DE TOLEDO e de alguns oficiais combatentes. A foto principal mostra uma multidão nas ruas da capital paulista. Um pequeno anúncio em meio ao noticiário diz: "Está nervosa? Use VANADIOL".
No dia 3 de maio de 1943, na edição, o jornal traz na capa o título "ÊXITO COMPLETO DA AÇÃO NAVAL YANKEE-BRASILEIRA", para comemorar a participação das tropas do país junto aos aliados na Segunda Guerra Mundial. No subtítulo o jornal diz que "a colaboração das forças armadas dos dois países vem dando ótimos resultados no patrulhamento do ATLANTICO". Ainda na primeira página, fala-se no racionamento de alimentos causado pela guerra, numa matéria com o título "O LEVANTAMENTO DOS ESTOQUES DE AÇÚCAR EM TODO O ESTADO".
Como jornal vespertino, a edição do DIÁRIO POPULAR de 24 de agosto de 1954, traz em sua manchete o suicídio do presidente GETÚLIO VARGAS, ocorrido pela manhã. Com o título "SUICIDOU-SE O SENHOR GETÚLIO VARGAS", o jornal explica que "o chefe da nação pôs termo a vida esta manhã em seus aposentos no CATETE". Havia na capa ainda um pequeno perfil do presidente, com o título "TRAÇOS DA VIDA PÚBLICA DE VARGAS". E a cobertura da última reunião do presidente com sua equipe, com o título "A REUNIÃO DECISIVA".
O DIÁRIO POPULAR foi fundado porque seus sócios, JOSÉ MARIA LISBOA e AMÉRICO DE CAMPOS, foram demitidos de "A PROVINCIA DE SÃO PAULO", jornal que depois se transformaria em "O ESTADO DE SÃO PAULO".
LAR era chamado pejorativamente de "jornal das cozinheiras". O apelido se dava por dois motivos: eram tradicionais os anúncios classificados procurando esse tipo de profissional e porque por ser vespertino, o jornal saía com matérias "cozinhadas" das edições matutinas. "Cozinha", no jargão jornalístico, é quando se reescreve uma notícia já veiculada em outro órgão.
Em 1974, o então prefeito MIGUEL COLASSUONO assinou um decreto desapropriando a sede do jornal, na RUA DO CARMO, para construção da Estação SÉ do METRÔ. Depois disso o DIÁRIO POPULAR não publicava mais o nome do prefeito. Só se referia a ele como "o alcaide".
Ganhador do Prêmio ESSO em 1987 pela foto intitulada "RESIDÊNCIA OU MORTE", um registro do fotógrafo LUIZ LUPPI de uma reintegração de posse. A imagem parecia com o quadro "INDEPENDÊNCIA OU MORTE", do pintor PEDRO AMÉRICO.         
122 a. início do mandato presidencial do GENERAL LUÍS BOARÁN, em HONDURAS, no dia 8 de novembro de 1883.
120 a. da descoberta do RAIO X pelo físico alemão WILHELM CONRAD ROENTGEN (8 de novembro de 1895-1923). Reitor da Universidade WÜRZBURG, na ALEMANHA, resolveu adiantar experimentos com eletricidade no laboratório de sua casa. Ao ligar o tubo de raios catódicos, ROENTEGEN viu o invisível: um brilho atravessava folhas de alumínio, livros e outros materiais. Surpreso, ele chamou a luminosidade de RAIO X – letra que simboliza o desconhecido.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 8 de novembro de 1898: pela intendente de Obras da Câmara Municipal, acaba de nos enviar um exemplar da Planta Geral da Capital do Estado, organizada sob a direção do respectivo intendente, senhor doutor GOMES CARDIM. Existiam algumas plantas da nossa capital, mas todas muito incompletas e algumas delas com erros crassos. Para quem conhece a relevante importância que tem para uma cidade que dia a dia está sendo ampliada em sua área, a planta vem preencher uma falta há muito notada.
Faz parte da ordem do dia de amanhã, na sessão da Câmara Municipal, o projeto do doutor VEIGA FILHO sobre o serviço de abastecimento da carne verde à população da capital. Esse projeto do digno vereador há muito que está elaborado e só por injustificáveis protelações ainda não foi submetido a discussão.
Vão muito adiantadas as obras do importante edifício do mercado municipal devendo ser inaugurado em primeiro de janeiro próximo.
Perto de CAMPOS, as fazendas SANTO EDUARDO de MORRO DO CÔCO foram assaltadas por um bando de ciganos. Ante-ontem, um destacamento de polícia do Estado do RIO deu ataque aos ciganos. Houve resistência, morrendo dois chefes dos ciganos e cinco soldados saíram feridos.
Reina grande inquietação em VIENA por causa da notícia da aliança entre a ALEMANHA e a TURQUIA.
Desembarcou em PEQUIM um grande contingente de marinheiros americanos para guardar a legação.
O imperador GUILHERME regressará pelo estreito de GIBRALTAR, tocando em CADIZ. A esquadra espanhola aguardará o imperador, sob as ordens do ALMIRANTE CÂMARA, para lhe fazer as continências. Aquele almirante convidará o imperador para ir a MADRI a pedido da rainha regente.
112 a. nasce SEBASTIÃO DE AZEVEDO AGUIAR em 8 de novembro de 1903.
SEBASTIAO DE AZEVEDO AGUIAR, “ Soldado Constitucionalista de 1932”



Sebastião de Azevedo Aguiar,”Zito Aguiar”, nascido em 08/11/1903 em São Pedro - SP, filho de Francisco Mendez de Aguiar e Maria Augusta de Aparecida Aguiar,., RG 4.263.534,  Fez o curso primário no Grupo Escolar Gustavo Teixeira e posteriormente a Escola de Contabilidade em Piracicaba. Casou-se com Maria Apparecida Gravena de Aguiar ( professora do curso primário ), “Cida Gravena”, “Artista da Terra de São Pedro”, pintora da natureza, e teve três filhos João Francisco de Aguiar ( economista e professor universitário), Enio Sebastião de Azevedo Aguiar ( Engenheiro civil e empresário) e Viviani Aparecida de Aguiar, bacharel em pedagogia e artes plásticas, professora e funcionária pública da Prefeitura de São Bernardo do Campo – SP.
Alistou-se em 1924 como voluntário no Grupo de Piracicaba para servir ao chamado por uma nova constituição em 1932 e foi enviado com outros piracicabanos à batalha. Segundo relato pessoal entrou em combate, mas não foram achados detalhes do seu envolvimento. Para efeito da Comissão do artigo 30 das disposições transitórias do Estado de São Paulo e nos termos do artigo 12 letra da lei 211 de 07/12/1948 houve reconhecimento da sua participação no movimento constituinte, processo numero 13269 em 14/05/1951.

Documento de Identidade de Convocação – Revolução de 1932

Sebastião de Azevedo Aguiar

Recebeu a Medalha da Constituição nos termos da resolução 330 de 25/06/1962, documento assinado pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, datado de 07/09/1964. Um dos documentos da época relativamente ao  Artigo 30 e o Batalhão piracicabano menciona AGUIAR, SEBASTIÃO DE AZEVEDO Numero 46,- LFicha 1169 prot 7068 e 7777. Em São Pedro, sua cidade natal, foi honrado com nome de uma das ruas, além de inúmeras homenagens como revolucionário de 1932, inclusive tem seu nome gravado em um ícone disposto em praça pública com outros revolucionários são-pedrenses de 1932.  Faleceu em 1971.

Sebastião de Azevedo Aguiar – Prefeito de São Pedro em 1947

Foi um homem de caráter firme, íntegro, reto e compromissado com seus superiores, dando um exemplo de vida para todos os seus. Esta qualidade foi reconhecida pelo prefeito Lázaro Capelari (“Lazinho”) em seu livro “O Último Coronel”, página 20 (1). Uma passagem curiosa que vale a pena eternizar. Conta “Lazinho” que certa vez o Delegado em exercício da cidade queria prende-lo, sem motivo justo. No dia marcado Zito Aguiar chega à prefeitura e percebe os portões fechados, como era um dia útil estranhou, mas logo soube do ocorrido e, juntamente com outros funcionários e em grupo foram conversar com o prefeito “Lazinho”. Ao saber da ameaça Zito Aguiar tomou a frente, nas palavras do escritor, e disse em alto e bom som “Prefeito, pedindo desculpas ao Senhor, queremos cientificá-lo de que haverá expediente sim, só sairemos daqui juntos com o Senhor, seja para onde for”. Há várias outras passagens que mostram o caráter reto e diferenciado de Zito Aguiar, infelizmente não documentadas por fonte alternativa. Foi um autêntico patriota e revolucionário e como outros valentes piracicabanos dispôs da sua vida em prol de uma nova constituição em um dos  movimentos cívicos dos  mais relevantes do Brasil, “ A Revolução de 1932” .
(1)Gráfica Editora Degaspari: Piracicaba, 2002. Http://www.graficadegaspari.com.br.

Publicação sobre Sebastião de Azevedo Aguiar no Jornal de Piracicaba página 2 edição de 09/07/2011

Essas informações e demais pertences estão em poder do seu filho João Francisco de Aguiar  (jf.aguiar@uol.com.br em São Pedro – SP), as quais serão doadas ao museu de São Pedro conforme desejo dos seus filhos na qualidade de são-pedrenses.
110 a. soldados da Fortaleza de SANTA CRUZ, no RIO, se rebelam contra os maus tratos e matam um major, um tenente e um sargento, em 8 de novembro de 1905.
110 a. motivado pelas insurreições espontâneas que pipocam em toda a RÚSSIA, LENIN retorna de seu exílio na SUÍÇA, em 8 de novembro de 1905. Até aqui, ele vinha mantendo intensa correspondência com seus camaradas em território russo. Nas cartas, instruções detalhadas de como construir barricadas e lutar usando bombas e pistolas. Operários cruzam os braços em toda parte, revoltados com as péssimas condições de trabalho. E camponeses protestam contra a exploração imposta por senhores da terra. Mas os partidos políticos ainda são fracos e a maioria dos líderes revolucionários continua exilada. As rebeliões, meras explosões de fúria desesperada, carecem de liderança. A partir de novembro de 1905, LENIN participaria mais intensamente do processo de organização das massas.
105 a. (PARIS) A declaração ministerial vai condenar formalmente a greve dos empregados das estradas de ferro. Anunciará também que o governo agirá sem tolerância alguma, em caso de interrupção dos serviços públicos. Em 8 de novembro de 1910.
104 a. As irregularidades no Telégrafo Nacional continuam de maneira pasmosa. Despachos ontem ali apresentados às 5 horas chegaram a SÃO PAULO com 4 horas de atraso e só nos foram entregues uma e duas horas depois da sua recepção. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 8 de novembro de 1911).
103 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 8 de novembro de 1912: (RIO) Os comissários de café paulistas resolveram efetuar em leilões públicos a venda do café em grão. Essa venda deverá realizar-se, a princípio, uma vez por semana,l depois duas vezes, segundo o êxito obtido com a tentativa do primeiro leilão que será sábado.
95 a. do Cardeal dom EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES, que foi arcebispo do RIO DE JANEIRO por trinta anos. Nasceu em 8 de novembro de 1920, em ACARI, no RIO GRANDE DO NORTE. Foi ordenado padre aos 23 anos, em 1943, na cidade de NATAL (RN). Aos 33,já era bispo e se tornou cardeal aos 48 anos. É considerado uma figura emblemática na Igreja no BRASIL. É um dos criadores das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Campanha da Fraternidade. No RIO DE JANEIRO criou as Pastorais da Saúde, do Trabalhador, das Domésticas, do Menor e a Penal. Para ele seu mérito foi a fidelidade à Igreja. Diz ele que a vida eclesiástica foi uma escolha dele. A família não se opôs. Ia ser agrônomo. “Não me arrependi nunca. Sou muito realizado. Mesmo quando era incompreendido, chamado de conservador. Nunca me zanguei por conta disso. Nunca criei inimizade por isso. Não sou conservador nem avançado. A esquerda não me tolerava. Para eles, eu era conservador, golpista. Passei por momentos difíceis. Nos anos 70, um argentino veio pedir abrigo. Rezei para decidir o que fazer. Como cidadão, não podia abrigá-lo, já que ele fugiu de outro país. Mas, como pastor, tinha a obrigação. Foram milhares (de refugiados acolhidos). Uns cinco mil. Isso gerou animosidades, mas é motivo de satisfação na minha vida pastoral.” 
91 a. HITLER dirige a intentona conhecida como PUTCH DE MUNIQUE, em 8 de outubro de 1923.
90 a. maestro DIOGO PACHECO. Nasceu em 8 de novembro de 1925.
89 a. um tufão devasta a ilha filipina de LUZÓN e causa a morte de 175 pessoas, em 8 de novembro de 1926.
82 a. nasce ALAIN DELON, ator francês de cinema, em 8 de novembro de 1933.
82 a. rei do AFEGANISTÃO, NADIR SHA é assassinado no Palácio de CABUL, em 8 de novembro de 1933.
82 a. reprimido em CUBA um movimento revolucionário para restabelecer o governo de CARLOS MANUEL DE CÉSPEDES, em 8 de novembro de 1933.
81 a. falece CARLOS CHAGAS, em 8 de novembro de 1934, no RIO DE JANEIRO. Médico e sanitarista que descobriu o protozoário causador da doença de CHAGAS. Nasceu em 9 de julho de 1879.
80 a. nasce Coronel PM Ref. JÓBIO MIRANDA em 8 de novembro de 1935. Falece em 8 de setembro de 2001. Entra na antiga FORÇA PÚBLICA em 10 de fevereiro de 1956. É declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 14 de dezembro de 1960. Trabalha conosco no Comando de Policiamento de Choque nos anos 1980.   
76 a. ADOLF HITLER sobrevive a um atentado em MUNIQUE, em 8 de novembro de 1939.
66 a. CAMBOJA obtém a sua independência em 8 de novembro de 1949.
65 a. de um novo acontecimento que marcou a era da aviação a jacto: a primeira batalha aérea entre esquadrilhas de aviões a jacto, realizada  quando quatro aviões norte-americanos enfrentaram doze aparelhos comunistas , também a jacto, na região de SINUIJU, na CORÉIA, em 8 de novembro de 1950.
55 a. JOHN F. KENNEDY vence por mínima diferença de votos o seu rival RICHARD NIXON, nas eleições presidenciais dos ESTADOS UNIDOS, em 8 de novembro de 1960.
52 a. das anotações feitas em 8 de novembro de 1963 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 122º - 5 anos e 156 dias na FORÇA PÚBLICA – 63º dia como ASPIRANTE – 50º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Vamos encerrar mais uma semana de atividades no BATALHÃO DE GUARDAS. O trem das 5:52 horas chega muito em cima da hora e hoje preferiria tomar o trem das 5:12 horas, pois tinha certeza que nessa manhã teria de comandar um pelotão da 3ª Companhia.
Já viajei algumas vezes nesse trem das 5:12 horas e hoje tornei a tomá-lo, após ter percorrido todo o caminho que separa minha casa da estação, gozando o ar ameno da manhã, depois de passar uma noite completamente afogado no calor.
Depois da revista normal das 6:30 horas vou dar uma aula de Ordem Unida para o meu pelotão. Meu colega BORINI SOARES dá aula de Instrução Policial para o outro pelotão.
Mais tarde estive na biblioteca do BG a qual somente a conhecia do lado de fora. Ali pude ler algumas revistas e ficar esquecido durante algumas horas.
Converso com o ASPIRANTE MENDES, que hoje entra de Oficial de Dia e que é escrivão do Conselho de Disciplina do CABO CASTORINO. Estive explicando certas coisas do CD, pois o meu eu o conclui ontem.
Assim passo essa sexta-feira no quartel. Após a revista das 13 horas, para os oficiais, deixo o BG e vou agora iniciar uma viagem para POÁ.
Na Rua SÃO CAETANO tomo o ônibus ESTAÇÕES e eis que encontro no coletivo o SOLDADO WÁLTER, que atualmente está trabalhando no Serviço de Transportes e Manutenção. Face acontecimentos passados, parece que ele se sente constrangido com a minha presença. Ele tomaria o mesmo trem que tomei às 14:45 horas.
Nesse mesmo trem encontro com o SOLDADO CAMARGO, com o qual viajo. Esse soldado, que durante muito tempo esteve destacado em POA, está, atualmente, tirando um curso de Judô na Escola de Educação Física, com duração de três meses. Essa praça me dá diversas notícias sobre a 1ª Companhia Independente (MOGI DAS CRUZES) e assim vou concluir a viagem para POÁ.
Ao chegar na cidade onde nasci, eis que descubro meus pais saltando do trem que também me trouxe. Vinham da casa de TIA MANOELA, depois de terem ido a SANTOS. A madrinha de minha mãe, DONA JÚLIA, moradora em SANTOS, está adoentada e foram fazer uma visita à ela.
Em casa de meus pais tudo está da mesma maneira como deixei da última vez que lá estive. Meu mano continua em LIMOEIRO e nada se tem de concreto sobre seu retorno à POÁ. Dia 11 de novembro completar-se-á quatorze meses de sua partida do lar. A herança de meu avô com mais de quatro anos, está indecisa. O caso de meu pai com o IAPI prolongar-se á até o dia 20, quando novamente acontecerá mais um capítulo na história tão falada. Não há outras novidades.
Vou sair durante a noite. Vou ao CINE COLONIAL e ali me encontro com o SARGENTO NELSON RIZZO, soldados ELSIO, FLORISBELO, ALCIDES e outros. Assisto a um bom programa:
O MAIS VALENTE DO TEXAS = é a história de um rapaz eu tenta fundar um sítio no TEXAS, mas não consegue por causa de um bando de ladrões. Entra então para a Guarda Rural e assim vai conseguir vencer os bandidos. O filme apresentado pelo CINEL COLONIAL apresenta-se todo cortado, apesar de ser novo, sendo alvo de críticas por parte da platéia.
UM BEBÊ SACODE A ARMADA – é uma comédia gostosa de ser assistida, mostrando as atrapalhadas num navio, quando um bebê é levado a bordo por um dos marujos.
Depois de encerrado o espetáculo, vou conversar com as praças do Destacamento local até quase uma hora da madrugada. Assim encerraria o dia 8 de novembro em POÁ, sendo que passaria a noite em casa de meus pais.       
51 a. do registro feito em 8 de novembro de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 122º  - 6 anos e 157 dias na FORÇA PÚBLICA - 169 dias como 2º TENENTE - 416 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesta manhã vou dar aula de Aritmética para os Sub-Tenentes OSCAR DE CARVALHO e NERCÍLIO, na Olaria da FORÇA PÚBLICA. Temos apenas vinte e sete dias úteis de aulas e necessitamos dar algumas extras, como esta de hoje.
Vou buscar minha esposa na feira e o domingo vai transcorrer sem outras novidades.
À tarde, ouço a partida CORINTHIANS 0 x SÃO BENTO 0, pelo Campeonato Paulista de Futebol. O ALVI-NEGRO encontrava-se na liderança desde ontem, quando o PALMEIRAS venceu o SANTOS, mas, hoje, cai novamente da ponta da tabela com esse empate. A PORTUGUESA, na terceira colocação, vence o JUVENTUS por 3 a 0.
Dou um passeio à noite, com minha esposa e, com alguns programas de televisão encerramos o domingo.
50 a. nasce MATTHEW BIONDI, nadador norte-americano vencedor de sete medalhas olímpicas, em 8 de novembro de 1965.
50 a. das anotações em 8 de novembro de 1965 (segunda-feira). ANO 16º- MÊS 4º - DIA 121º - 7 anos e 157 dias na FORÇA PÚBLICA - 534 dias como 2º TENENTE - 781 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Estou iniciando uma nova semana de atividades como Chefe da FIF do BATALHÃO DE GUARDAS, função esta que talvez vá desempenhar até o momento de ser transferido de Unidade, em fins de 1965, como espero acontecer.
Hoje o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA responde pelo Comando, pois o mesmo encontra-se empenhado na "SEMANA DO CAVALO".
Passo uma segunda-feira bem agitada, sendo chamado várias vezes no gabinete do sub-comando, precisando acertar uma série de coisas aqui no Batalhão. Além disso o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA assina o movimento de Caixa de 4 do corrente, referente ao pagamento do mês de outubro. Na conferência do Boletim Confidencial de 25 de outubro são descobertas várias falhas e isto causa uma grande perda de tempo, parecendo que, inclusive, vou ter de confeccionar outro boletim. O fato de ser tesoureiro e almoxarife ao mesmo tempo causa uma confusão ao serviço, pois são funções quase que inversas: o tesoureiro deve permanecer na Unidade e o almoxarife, por sua vez, é obrigado a correr os órgãos provedores.
Entre os assuntos tratados hoje, sobressaem: o caso da Prestação de Contas do Encarregado do Departamento Esportivo, TENENTE PORT, que, erradamente, fez vários gastos sem pedir autorização para tal - Uniforme para os dispenseiros do rancho do Corpo da Guarda - A compra de dois sacos de cimento para continuação de obras do quartel, etc.
No quadro de oficiais parece que o BATALHÃO DE GUARDAS vai sofrer nova modificação. O 2º TENENTE BARROS deverá mesmo ir para o Serviço de Transportes e Manutenção, aliás onde está classificado desde que foi promovido, e para o BG deverá vir o 2º TENENTE DEVANIR DE CASTRO QUEIROZ, transferido que vai ser do 6º BP (SANTOS) para o nosso batalhão. Na tesouraria continua o pagamento dos elementos que não receberam na data de 5 de novembro, por diversos motivos. Por sua vez, a Cantina já está tomando as devidas providências para a Prestação de Contas logo após o recolhe das Companhias no que se refere a vales.
O expediente cheio de fatos para serem deslindados, vai encerrar com a reunião de oficiais, e hoje começo a relacionar os soldados que irão continuar a estudar comigo, para fins de ingresso na Escola de Cabos, em 1966. Estou para iniciar as aulas para as praças tão logo seja possível.
Passo o resto da tarde em meu alojamento da FIF, descansando, lendo jornais, enfim preenchendo as horas até o momento de dar aula de aritmética para os meus alunos (cabos).
Relaciono cinco problemas e os dou em forma de sabatina, podendo aquilatar o atual conhecimento da turma. Hoje se dá a volta do CABO BARBERO CALVO, do 11º BP, que foi meu aluno em 1963, quando era soldado. Também se matricula um outro cabo, também do 11º BP.
Às 21:15 horas estou saindo do quartel. Tomo o ônibus MANDAQUI, na Avenida TIRADENTES e para chegar em casa tenho de fazer todo aquele trajeto do MANDAQUI até VILA AURORA.    
49 a. PAPA PAULO VI autoriza uma publicação católica-protestante da Bíblia, em 8 de novembro de 1966.
45 a. falece o ex-combatente de 1932 FRANCISCO MESQUITA, jornalista de "O ESTADO DE SÃO PAULO", em 8 de novembro de 1969. Alistou-se no 4º Regimento de Infantaria, em QUITAÚNA, para lutar na frente do VALE DO PARAÍBA, onde passou a integrar o BATALHÃO VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA. Partiu da capital em 19 de julho de 1932 e foi feito prisioneiro um mês depois, em 19 de agosto. Condenado ao exílio, embarcou para PORTUGAL com JÚLIO DE MESQUITA FILHO e mais 100 presos, entre os quais o poeta GUILHERME DE ALMEIDA. O exílio durou dez meses. Os MESQUITAS puderam voltar, porque GETÚLIO tentou uma reconciliação com os paulistas e nomeou interventor ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA, cunhado de JÚLIO, FRANCISCO e LUIZ CARLOS, o irmão caçula, que morreria em 1970. FRANCISCO MESQUITA foi eleito deputado estadual e exerceu o mandato até o golpe de 1937, que fechou a Assembléia.
No ano seguinte, ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA e JÚLIO DE MESQUITA FILHO foram exilados novamente e partiram para PARIS, de onde foram para os ESTADOS UNIDOS, na véspera da SEGUNDA GUERRA. De lá, JULIO viajou para BUENOS AIRES. FRANCISCO continuou na administração do jornal até março de 1950, quando a FORÇA PÚBLICA do interventor ADEMAR DE BARROS ocupou as instalações do ESTADO, com a alegação de que os MESQUITAS estavam escondendo armas para derrubar o governo. FRANCISCO MESQUITA foi preso e mandado para o RIO, onde 40 dias depois foi excluído do processo por decisão do Tribunal de Segurança Nacional e libertado. Quando o jornal foi devolvido, em 5 de dezembro de 1945, FRANCISCO e JÚLIO DE MESQUITA FILHO, que havia voltado do exílio e se encontrava confinado na fazenda da família em LOUVEIRA, reassumiram suas funções. Os dois recompraram as partes que haviam sido vendidas e se tornaram os únicos donos da empresa. Dos nove filhos e herdeiros de JÚLIO MESQUITA (eram seis mulheres e três homens), só JÚLIO não vendeu as suas ações. FRANCISCO MESQUITA vendeu sob protesto, avisando que voltaria, se pudesse. Os dois irmãos tiveram de fazer empréstimos bancários, porque não tinham recursos para recomprar o jornal.
FRANCISCO MESQUITA iniciou a fase de modernização. Vendeu a sede do jornal na Rua BOA VISTA e comprou um terreno na Rua MAJOR QUEDINHO, no centro, para construção da nova sede, inaugurada em 1953.
Foi ele quem comandou as obras e quem coordenou a compra de equipamentos modernos. Os dois irmãos, JÚLIO e FRANCISCO, reuniam-se no início do expediente para se inteirar das notícias do dia, discutir a linha do primeiro editorial da página três e tratar dos rumos administrativos da empresa. Os dois irmãos morreram no mesmo ano, com apenas quatro meses de diferença – JÚLIO em 12 de julho, e FRANCISCO, em 8 de novembro. Diz MARIA CECÍLIA VIEIRA DE CARVALHO MESQUITA, filha de FRANCISCO MESQUITA: “Meu pai e meu tio JÚLIO eram ligadíssimos, principalmente nas idéias políticas. Defendiam sempre a mesma causa. Nunca tiveram discordância. (...) Quando tio Julinho morreu, papai sentiu muito. Morreu quatro meses depois. Já era doente, era diabético. Ficou tristíssimo. Foi definhando. Não podia ir mais ao jornal. O JÚLIO NETO ia toda tarde a minha casa, fazia relatório, dizia o que estava acontecendo, pedia conselhos. Ficavam conversando sobre o jornal.”        
46 a. implantado o Sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) entre PORTO ALEGRE e SÃO PAULO, em 8 de novembro de 1969.
36 a. das seguintes anotações em 8 de novembro de 1979: nesta quinta-feira chego às 7 horas no CPChq. Reunião no gabinete do Comandante Interino, TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ. Presentes: MAJOR PM ALUÍZIO, CAPITÃO PM GABRIEL, TENENTE PM FELIPE. O movimento grevista está muito fraco hoje. CPA/M-7 – o MAJOR PM EDIE pede viaturas ROTA para GUARULHOS. É deslocado um pelotão do CPA/M-2. A greve se vai esvaziando. Temos assembléias em SÃO PAULO e GUARULHOS. Além disso temos um Ato Público na PRAÇA DA SÉ contra repressão policial. Por volta das 18:30 horas é anunciado o encerramento da greve dos metalúrgicos. A situação se normaliza. Chego em casa mais cedo, por volta das 19:15 horas. Dona GABRIELA, uma amiga de minha mãe, está completando 88 anos. Saio com LUCINDA. Vamos ao MORITA a fim de comprar um fogão para pagamento em sete prestações de CR$1.108,00. Presidente FIGUEIREDO já regressou ao BRASIL. Prossegue a crise entre EUA e IRÃ. 
35 a. nasce o jogador de futebol LUÍS FABIANO CLEMENTE no dia 8 de novembro de 1980. Jogou no GUARANI (1994), ITUANO (1995), PONTE PRETA (1996 a 2000), RENNES (2000 e 2002), e SÃO PAULO (2001, 2002 a 2004). Tem os títulos da COPA AMÉRICA (2004) e TAÇA RIO-SÃO PAULO (2001). Artilheiro da TAÇA LIBERTADORES 2004; Artilheiro do CAMPEONATO BRASILEIRO (2002); Artilheiro da COPA DOS CAMPEÕES (2001), BOLA DE PRATA em 2002 e 2003 e CHUTEIRA DE OURO em 2003 (Revista PLACAR). No dia 31 de agosto de 2004 os jornais publicaram a venda do atacante para o PORTO, de PORTUGAL, por dez milhões de dólares, que ficaram com o SÃO PAULO. O jogador recebeu um milhão de dólares. LUÍS FABIANO viajou para a EUROPA no dia 28 de agosto de 2004, e fez exames no novo clube no dia 30. 
31 a. Congresso Nacional aprova o Estatuto da Microempresa, que beneficia em todo país estabelecimentos com até dez empregados, em 8 de novembro de 1984.
29 a. na AMÉRICA DO SUL, o primeiro transplante cardíaco feito em uma criança é realizado no BRASIL: KARINA DAÍ ROVERE é operada aos seis anos de idade, em 8 de novembro de 1986.
29 a. falece ARTHUR LONDON, em 8 de novembro de 1986.
28 a. das anotações em 8 de novembro de 1987: neste domingo LUCINDA queixa-se de dores de estomacais. Continua sendo ajudada pela sua mãe e sua irmã MARIA. Na minha biblioteca, encerro os trabalhos de PM4 – LOGÍSTICA DE UM BATALHÃO DE RÁDIO PATRULHA e também os trabalhos de PM6 – PERFIL DO ORÇAMENTO ESTRATÉGICO DA PMESP. Isso me perturbou bastante nesses últimos dias. Resta ainda elaborar NORMAS DE PROCEDIMENTO no caso de REFÉNS, trabalho de PM3.
LUCINDA novamente atende visitas neste domingo. Entre elas estão o PAULO, MARGARIDA e as crianças CRISTIANE, DANIELA e RENATO.
Faço um estudo sobre Normas De Procedimento no caso de Reféns, baseado em minha Monografia.
O Senhor ANTÔNIO veio cedo para casa e, agora à tarde, o PAULO leva-o, juntamente com dona ESMERALDA, à residência deles. Mais tarde também se despedem a MARGARIDA, o PAULO e seus filhos. LUCINDA fica com sua irmã MARIA, que irá dormir novamente em casa.
Assisto parte do jogo BOTAFOGO 1 x CORINTHIANS 0, transmitido pela TV GLOBO, do MARACANÃ. Em CURITIBA, o CRUZEIRO vence o CORITIBA por  3 a 0. Em SÃO PAULO, o TRICOLOR vence o FLUMINENSE por 2 a 0. No BEIRA-RIO, INTERNACIONAL 0 x GOIÁS 0.
O ministro BRESSER PEREIRA fala sobre o acordo da dívida: “Vamos procurar honestamente fazer um acordo com o FMI”, sobre o corte nos subsídios, sobre o aumento “seletivo” de impostos, sobre a inflação.
A PIRELLI conquista hoje um título inédito ao vencer o BANESPA e se tornando heptacampeã paulista de vôlei (3 x 2). 
Uma boa parte da noite LUCINDA se sente mal. Deita tarde.
27 a. republicano GEORGE BUSH é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS em 8 de novembro de 1988.
27 a. nas eleições presidenciais em PORTO RICO triunfam o governo do Partido Popular Democrático e seu candidato à reeleição, o governador RAFAEL HERNÁNDEZ, em 8 de novembro de 1988.
25 a. falece o escritor britânico LAWRENCE DURREL, em 8 de novembro de 1990.
22 a. da ocupação da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA – no centro de SÃO PAULO, no dia 8 de novembro de 1993. Depois de caminhar 105 km, entre CAMPINAS e SÃO PAULO, cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST – invadiram o INCRA. O grupo reivindica o assentamento de 6,5 mil famílias em todo o Estado, crédito para outras 5 mil já estabelecidas e a presença do presidente do órgão federal na capital paulista.
21 a. é instalado em HAIA, na HOLANDA, um tribunal internacional para julgar crimes de guerra ocorridos na antiga IUGOSLÁVIA, em 8 de novembro de 1994.
20 a. da TRAGÉDIA no SHOW dos RAIMUNDOS, em SANTOS, com sete mortos e dezenas de feridos, no dia 8 de novembro de 1995.
19 a. cerca de mil pessoas morrem na ÍNDIA por causa da passagem de um ciclone, com ventos de 200 quilômetros por hora, em 8 de novembro de 1996.
18 a. das anotações feitas em 8 de novembro de 1997: sete pessoas morreram na madrugada deste sábado em SANTOS, no final do show da banda RAIMUNDOS, no Ginásio de Esportes do CLUBE DE REGATAS SANTISTA, na PONTA DA PRAIA. Num empurra-empurra, o corrimão da escadaria de acesso cedeu, causando a queda de várias pessoas, que foram pisoteadas. Há 67 feridos na tragédia.
Uso a manhã para organizar parte da papelada que colecionei quando trabalhei no CPChq e CPA/M-1, colocando-a em caixas de papelão. Também estou guardando em caixas os livros da coleção SARAIVA.
MARCELO, primo do PAULO CÉSAR, vem buscar em minha biblioteca subsídios para um trabalho escolar sobre GLOBALIZAÇÃO. A KELLEN CRISTINA levou, recentemente, um livro para elaborar um trabalho sobre GRUPOS SOCIAIS, a COMUNIDADE, o HOMEM BRASILEIRO. Revejo os dias 1º a 14 de novembro de 1990 a 1996. É o retorno ao passado, sempre procurando tirar lições do que a vida nos oferece.
O campeonato brasileiro apresenta nesta noite a rodada decisiva para as duas equipes que se classificam para a segunda fase e a queda de mais dois times que irão se juntar ao FLUMINENSE e ao UNIÃO SÃO JOÃO na Segunda Divisão. É, portanto, a noite dos desesperados. Um dos times ameaçados de rebaixamento é o CORINTHIANS. Joga no estádio SERRA DOURADA e vence o GOIÁS por 2 a 0, gols de MIRANDINHA e CÉLIO SILVA. Escapa do fantasma da segunda divisão. O resultado desta noite apresenta: GUARANI 3 x VASCO 2; BOTAFOGO 3 x PORTUGUESA 3; FLUMINENSE 0 x GRÊMIO 2; SANTOS 2 x CRUZEIRO 2; INTER (RS) 7 x BRAGANTINO 0; CRICIUMA 1 x ATLÉTICO PARANAENSE 1; CORITIBA 2 x AMÉRICA (RN) 0; ATLÉTICO MINEIRO 3 x VITORIA 2; BAHIA 0 x JUVENTUDE 0. UNIÃO SÃO JOÃO, FLUMINENSE, CRICIÚMA e BAHIA são os clubes rebaixados do Campeonato Brasileiro. VASCO, INTER, ATLÉTICO MINEIRO, PORTUGUESA, SANTOS, FLAMENGO, PALMEIRAS e JUVENTUDE participarão da segunda fase do torneio, a partir do próximo final de semana.
YEVGENY KAFELNIKOV está na final da KLEMLIN CUP, em MOSCOU. Venceu DANIEL NESTOR. Enfrentará, na final, o checo PETR KORDA, que hoje passou por WAYNE BLACK.  
17 a. falece o ator francês JEAN MARAIS, em 7 de novembro de 1998. Outras anotações neste domingo: manhã de temperatura alta – 30 graus- Faço uma caminhada até a Avenida TIRADENTES. Passo pela banca de jornais e Revistas do senhor FRANCISCO e viajo no ônibus SÃO MIGUEL. Na Avenida SÃO MIGUEL aguardo a chegada do ônibus POÁ. Esse ônibus não pára e embarco num que vai para GUAIANAZES, fazendo um passeio diferente. Na estação do mesmo nome, embarco no trem da CPTM, alcançando POÁ. Minha mãe já estava preocupada com a minha demora. Conta ela que o carro do CABO PM RENATO VENTURA – fusquinha – foi furtado no dia 2 de novembro, quando estava estacionado defronte à sua casa. Minha filha MARIZETE, meu genro ADALVO e meu neto FELIPE estão almoçando na casa da mãe do ADALVO, dona ONÍLIA. Deixo na casa de minha mãe o meu CIC e RG porque a SUZANA irá providenciar uma procuração a fim de tratar dos bens deixados pelo MÁRIO (moto e conta bancária). O CABO RENATO VENTURA vem nos visitar. Conta como foi o furto do seu carro. Não tem pista alguma do veículo. Está usando o carro de meu irmão, que se encontra em PORTUGAL. Leva-me até a estação de POÁ.
Viajo pela CPTM até ARTUR ALVIM. Ali, faço baldeação para o metrô. Na SÉ, pego a liga que vai até TUCURUVI e desço na ARMÊNIA. Com o EXPRESSO COCAIA chego em GUARULHOS.
O resto do domingo é dedicado a alguns jogos de xadrez no computador, sem sucesso. Também leio minhas memórias na biblioteca – CINQUENTA ANOS DEPOIS – romance psicografado de EMMANUEL – faz com que encerre essa data.
Faleceu ontem o inglês JOHN HUNT, líder da expedição de alpinistas que em 1953 escalou o MONTE EVEREST pela primeira vez. Estava com 88 anos. Vítima de insuficiência pulmonar, morreu em CANNES, aos 84 anos, o ator francês JEAN MARAIS, que se consagrou nos anos 1940 como o ORFEU do diretor JEAN COCTEAU.   
16 a. das anotações feitas em 8 de novembro de 1999 (segunda-feira): quando chego no Metrô SÉ cruzo com OREZ e LUZ. Estão indo para SANTO AMARO onde NILDO arrumou uma palestra sobre segurança, nesta data. Os integrantes do MMDS almoçarão numa indústria e deverão retornar somente à tarde. No BANESPA, onde vou buscar 1500 reais dos meus vencimentos, cruzo também com outros oficiais: CORONEL PM DUXFERRI e TENENTE-CORONEL PM REZENDE (o eterno secretário da AORPM).
Elaboro uma carta para o JORNAL DA TARDE, no nome do presidente do MMDC, irmanando-se ao “ESTADO” pela passagem do 30% aniversário da morte do doutor FRANCISCO MESQUITA. Ele pertenceu aos VOLUNTÁRIOS DE PIRATININGA e lutou na região de VILA QUEIMADA.
Um casal de MATO GROSSO vem procurar uma certidão para o veterano JOSÉ BENEDITO DA CRUZ. Pertenceu ao Batalhão “3 de Outubro” e lutou na região de PIRAJU. Perco um bom tempo com esse casal. Mantenho contato com o CPI (TENENTE PM ULISSES) e com a 2ª Companhia do 12º BPMI de PIRAJU. Conversamos, via fone, com a Prefeitura desse Município.
O senhor MARCONDES esteve no domingo com o Doutor SILVEIRA PEIXOTO. Procura ele subsídios para elaboração de um documento que possa ser assinado pelo doutor HERBERT LÉVY, acerca da fundação do Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA.
Leio uma revista “MUNDO ILUSTRADO”, de 10 de julho de 1957, que traz ampla reportagem sobre os VINTE E CINCO anos da Revolução de 1932.
EGBERTO MAIA LUZ presenteia-me com o xerox de seu discurso na FESTA DO ESPADIM de maio de 1962. Ele foi paraninfo da turma de cadetes daquele ano (PINHEIRO, FERREIRA DE SOUZA, ASSUMPÇÃO, TRAJANO e outros). Vou à alfaiataria do CLÓVIS. Está pronto um terno cinza que mandei confeccionar em fins de outubro. Deverei estreá-lo no dia 11 por ocasião de uma audiência com a pessoa encarregada da Administração da Prefeitura no PARQUE IBIRAPUERA.
Em casa, assisto os jornais da RECORD e da GLOBO. Jogo xadrez com o computador. Estou melhorando. Quase empato uma partida.

ACONTECEU EM 8 DE NOVEMBRO DE 2000 : -     TERÇA-FEIRA
FALECEU ERIC MORLEY, criador do concurso MISS MUNDO, morreu aos 82 anos, de causa não divulgada.

FALECEU ROGER PEYREFITTE, escritor francês, aos 93 anos, de causa não revelada, em PARIS. Autor de 30 livros tinha interesse por temas sensacionalistas. Na obra A BATINA VERMELHA, o escritor atacou o Vaticano e quis provar que os papas PAULO IV e JOÃO PAULO I foram assassinados.

ACONTECEU EM 8 DE NOVEMBRO DE  2001: -   QUINTA-FEIRA
Logo cedo, estamos com 30 graus de temperatura no centro da cidade de SÃO PAULO. Passo pelo BANESPA. Quero estudar um empréstimo de sete mil e quinhentos reais para a compra de um carro GOL. No entanto, a burocracia é tremenda e o proprietário do carro deverá ter certo trabalho. Serão trinta e seis parcelas de 441 reais. Devo retornar mais tarde ao banco.
SILAS, DALCRI e LUZ preparam-se para dar uma aula de segurança no EXTRA da BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO, com início às 15 horas. Cruzo com o CORONEL PM Res GUARACIABA DE AGUIAR, de bermuda, na Rua ANITA GARIBALDI. O CAPITÃO PM IRINEU FILLIPE encontra-se no BANESPA e conta que foi cassada a LEI DE GUERRA que beneficiava o TENENTE PM Ref VASCO, nosso velho conhecido do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”.
No MMDC está presente o senhor ROMEU, organizador do site www.muralnet. net. Colhe material para colocar na página da Sociedade que está sendo criada na Internet.  

Muito embora tenha arrumado no BANESPA um empréstimo pessoal, o JOÃO e o PAULO CÉSAR não gostaram do GOL 94 do MARCELO e agora irão ver um outro veículo para compra.

O CORONEL LEMES encontra-se em NATAL e não poderá comparecer na reunião do CONSELHO SUPREMO no dia 13 de novembro, no QCG.
Levo ao conhecimento do CORONEL GUIMARÃES esse problema, pois o LEMES é o vice-presidente do CONSELHO SUPREMO e geralmente dirige os trabalhos da reunião quando o Cmt. Geral não está em condições de presidir. O segundo vice-presidente, ex-combatente SILVEIRA PEIXOTO, está entrevado numa cama e deverá ser substituído no cargo.

O PREFEITO DE BELO HORIZONTE, CÉLIO DE CASTRO, de 69 anos, sofreu um derrame cerebral e teve de ser submetido a uma cirurgia de urgência para retirada de um coágulo de cerca de 60 mililitros. Foi colocado um dreno no local do derrame. CÉLIO DE CASTRO corre risco de morte, já que o hematoma provocado pelo sangramento é uma situação de risco inegável.  Em outubro de 2000, ele teve uma inflamação no músculo do joelho.

O prefeito de CARAÚBAS (RN), AGNALDO PEREIRA DA SILVA, de 58 anos, foi assassinado ontem à noite, junto com o seu motorista e dois PMs quando foram interceptados por supostos pistoleiros que jogaram o veículo dele paa fora da estrada que liga os municípios de APODI e MOSSORÓ. A mulher do prefeito, ANTONIA GURGEL NÓBREGA PEREIRA, de 51 anos, morreu ao ser jogada do carro.

O GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN mudou a denominação da POLÍCIA FLORESTAL E DE MANANCIAIS para POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL. As atribuições também foram alteradas, com o intuito de prevenir e reprimir atos de degradação praticados contra recursos naturais. Para isso a corporação vai contar com mais 25 novas viaturas.

AO SE ENCONTRAREM PELA SEGUNDA VEZ, os presidentes FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e GEORGE W. BUSH travaram na CASA BRANCA uma conversa amigável. "Fizemos uma revisão geral de polícia internacional", resumiu o presidente brasileiro.  Entre os tópicos: terrorismo, protecionismo comercial, ONU, e a criação de um Estado Palestino.

BOMBARDEIOS dos EUA contra posições do TALEBAN mataram 71 civis ao norte de CABUL. Ao sul de MAZAR-I-SHARIF, 85 guerrilheiros paquistaneses do HARAKAT YIHAD-E-ISLAMI, que lutavam com o TALEBAN, foram mortos em outro ataque norte-americano.

O EX-BOXEADOR E TREINADOR RALPH ZUMBANO faleceu na madrugada, aos 76 anos. O técnico, que também foi deputado estadual de 1955 a 1959, estava internado em estado grave há cerca de dez dias, depois de sofrer um derrame cerebral e ter o estado de saúde agravado por problemas cardíacos, renais e de diabetes. ZUMBANO foi um dos primeiros representantes do boxe brasileiro em olimpíadas. Disputou os jogos de 1948, em LONDRES na categoria peso leve. RALPH também era um dos patriarcas da família ZUMBANO-JOFRE, composta de mais de 20 boxeadores. O mais famoso deles foi seu sobrinho, ÉDER JOFRE, campeão mundial de peso galo. O velório está sendo realizado na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

MÉDICA AFIRMA NO TRIBUNAL QUE ÍNDIO PATAXÓ NÃO TINHA COBERTOR - a médica plantonista MARIA CÉLIA MARTINS BISPO  socorreu GALDINO JESUS DOS SANTOS após as queimaduras. Os sete jurados vão decidir até a madrugada do dia 10 o crime em que os acusados deverão ser enquadrados.

2 002  :  -       SEXTA-FEIRA
Compareço hoje cedo na CAIXA BENEFICENTE DA PMESP para uma conversa com o superintendente CORONEL JÚLIO GOMES DA LUZ. Ali também trabalham os CORONÉIS LAÉRCIO TAVARES e PAULO GALANTE. Durante um bom tempo desta manhã vamos relembrar muitos episódios da nossa trajetória na Polícia Militar. O TAVARES, por exemplo, trabalhou comigo na velha PRIMEIRA COMPANHIA do 11º BPM, no PÁTIO DO COLÉGIO, quando o CAPITÃO OSVALDO CORDEIRO era o Comandante. O JÚLIO recorda que trabalhou comigo, em 1969, quando pertencemos ao 11º BPM. São reminiscências que afloram nesta oportunidade. Passamos, com isso, uma manhã agradável. Aproveito esse encontro com companheiros e trato de revalidar a carteira da LUCINDA, junto à CRUZ AZUL, vencida desde o ano passado.
Por volta das 13 horas, estou na AORPM com o AMÉRICO, almoçando. Junto conosco estão o CARLITO “O MÁGICO” e o tenente NASCIMENTO. Também ali vamos cruzar com os CORONÉIS reformados ORLANDO MENEZES GOMES e IRAHY CATALANO, com o tenente–coronel MOACIR; com o CAPITÃO HÉLIO CAMILLI, presidente da COOPMIL e que foi candidato a deputado estadual na última eleição, não tendo logrado número suficiente de votos para ser eleito e outros oficiais.
No MMDC, vamos tratar de um relatório de atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC durante o ano do 70º aniversário. Logo em seguida o Cel. RENALDO telefona e pede esse relatório (encaminhamos via INTERNET). O Sr. MARCONDES não vem à Sociedade, mas telefona para confirmar nossa ida, amanhã, à APMBB, onde acontecerá a entrega da MEDALHA BRIGADEIRO TOBIAS. Também recebo um telefonema do GENERAL BUENO (solicita alguns endereços para mandar convites para o casamento de sua filha, em 14 de dezembro).
Em casa, nesta noite, recebo um telefonema do meu companheiro de bancos escolares – CORONEL ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA – contando as peripécias de sua operação do coração, sendo que a data certa dessa operação foi a 29 de outubro. Diz ele que está bem e culpa o cigarro pelos problemas de saúde que enfrentou. Fala de uma visita do Cel. UBIRATAN GUIMARÃES e Cel. OLIVEIRA JÚNIOR, quebrando a monotonia do hospital SANTA ISABEL, quando ele estava internado. Prometo-lhe fazer uma visita, conforme já tinha combinado com o CORONEL MENDES.

A universitária SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN, de 19 anos, mandou matar os pais por amor ao namorado DANIEL CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, de 21 anos. O casal MANFRED ALBERT e MARÍSIA VON RICHTHOFEN era contra o romance. Depois do crime, na madrugada de 31 de outubro, na mansão 232 da Rua ZACARIAS DE GÓIS, BROOKLIN PAULISTA, bairro nobre da zona sul, os namorados foram ao motel. SUZANE confessou o crime com riqueza de detalhes, na madrugada desta sexta–feira, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP -. Há dois meses a universitária vinha planejando matar MANFRED ALBERT, diretor de Engenharia da DERSA, e MARÍSIA, médica psiquiatra, porque eles não aprovavam seu namoro com o desempregado DANIEL. Ele e o irmão CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, de 26 anos, assassinaram o casal com golpes de barra de ferro. Os três tiveram a prisão temporária de trinta dias decretada pela Justiça.
O crime aconteceu três dias antes do aniversário de SUZANE. Depois do assassinato, ela e DANIEL foram para o motel COLONIAL, na Avenida RICARDO JAFET, zona sul, onde ficaram durante uma hora e vinte minutos. Eles beberam apenas uma coca–cola. SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN e DANIEL CRAVINHOS DE PAULA E SILVA admitiram em depoimento à polícia que são usuários de maconha. As investigações apuram que eles estariam sob efeito da droga quando mataram o casal RICHTHOFEN. O pai de DANIEL disse que ele foi viciado em cocaína.

Foram mais de 16 anos de espera, cinco tentativas frustradas de exames de DNA e pistas falsas de todo o País e até do exterior. HOJE, finalmente, o casal JAIRO TAPAJÓS PINTO e MARIA AUXILIADORA recebeu a confirmação: o filho PEDRO, recém–nascido seqüestrado em 1986, foi localizado em GOIÂNIA, GOIÁS. Registrado com o nome de OSWALDO BORGES JÚNIOR, o adolescente, que até a semana passada pensava ser filho legítimo de um casal da Capital goiana, aceitou se submeter ao exame de DNA. JÚNIOR é PEDRINHO.
“Milagre existe. É meu filho. Deus deu esse presente para nós”, disse JAIRO, emocionado. Em GOIÂNIA, a família de JÚNIOR também foi informada da notícia. Foi a vez de JAIRO entrar em contato com o filho para tranquilizá-lo. Em janeiro de 1986, o recém–nascido foi seqüestrado por uma mulher que se apresentou como assistente social. Disse para a mãe que levaria o menino para fazer exames e desapareceu. Desde então começou o drama do casal que tem outros três filhos, o mais novo um garoto  adotado da mesma idade de PEDRINHO. Há um mês surgiu a pista mais forte. O paradeiro de PEDRINHO vinha sendo investigado pelo SOS CRIANÇA e pela Polícia Civil de BRASÍLIA. A partir de uma denúncia ao SOS feita por uma jovem de 19 anos, amiga de infância do garoto e parente da mãe de criação, iniciou-se a investigação para confirmar a identidade de PEDRINHO. Criado como filho legítimo por família de classe média, JÚNIOR mora em GOIÂNIA.

A atriz CLÁUDIA JIMENEZ teve hoje, por volta da meia–noite, seu carro Mercedes–Benz roubado quando ela chegava em casa, na LAGOA, zona sul do RIO. A comediante voltava da BARRA acompanhada da mãe depois de as duas terem participado da cerimônia de crisma de uma sobrinha quando percebeu, já na rua, que estava sendo seguida por um GOLF. CLÁUDIA chegou a acelerar o carro na tentativa de fugir dos assaltantes e, como não via mais o GOLF, achou que tinhas despistado os bandidos. Ao tentar entrar na garagem de sua casa, no entanto, a atriz e sua mãe, MERCEDES, foram abordadas por dois homens armados com revólveres. A ação foi rápida e, segundo a atriz, “profissional”. Ainda chocada por ter sido ameaçada com uma arma apontada para sua cabeça, CLÁUDIA diz que não conseguiria identificar os bandidos. Lembra-se que um deles ficou no GOLF, enquanto os outros dois cercaram o carro em que estava e mandaram ela e a mãe ficassem calmas.

A dançarina VALÉRIA VALENSSA e o “designer” HANS DONNER oficializaram a união de dez anos em um cartório de COPACABANA, no RIO DE JANEIRO.

MORREU em SÃO PAULO o prefeito de GUAÍRA (região de RIBEIRÃO PRETO), ORLANDO GARCIA JUNQUEIRA, de 55 anos, vítima de um câncer pulmonar.

Foi enterrado NILJALMA FERREIRA JONES, o seu “BABINHA”, pai do boxeador ACELINO POPÓ DE FREITAS, no CEMITÉRIO QUINTA DOS LÁZAROS, em SALVADOR. Ele foi vítima de um câncer na garganta.


Depois de dois meses de difíceis negociações, os quinze países membros do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU aprovaram hoje, por unanimidade, uma dura resolução que impõe ao IRAQUE o desarmamento, sob a pena de sofrer “sérias conseqüências” se não cumprir os termos do documento – o que em linguagem diplomática significa GUERRA. Ao ditador SADDAM HUSSEIN foram dados sete dias para aceitar as determinações do texto, mas o Governo de BAGDÁ adiantou que considera a resolução a aprovação para o ataque americano. A resolução deixa os EUA livres para atacar o País – se este não cumprir as determinações do documento – sem que seja necessário a aprovação de uma segunda resolução autorizando a ação militar, como queria a FRANÇA. Entretanto, exige que o Conselho da ONU seja informado sobre qualquer séria violação dos termos do documento pelo IRAQUE antes de qualquer ação militar.
 
O chefe da INTERPOL, o general americano RONALD NOBLE, acredita que o líder terrorista OSAMA BIN LADEN está vivo e que a sua rede AL QAEDA esteja planejando atentados simultâneos nos EUA e em três países. Em uma entrevista ao jornal francês “LE FIGARO”, NOBLE alertou para informações recém – obtidas por serviços de inteligência que sugerem que a organização está se preparando para atacar em diversas frentes. BIN LADEN está escondido em qualquer País asiático.

Cerca de 135 mil fiéis muçulmanos se reuniram hoje na ESPLANADA DAS MESQUITAS de JERUSALÉM, ISRAEL, para a oração do meio–dia por ocasião da primeira sexta–feira do RAMADÃ, mês sagrado dos muçulmanos. Localizada no setor antigo e na parte oriental de JERUSALÉM – ocupada e anexada por ISRAEL – a esplanada abriga o DOMO DA ROCHA e AL AQSA, o terceiro lugar sagrado do islã depois de MECA e MEDINA, na ARÁBIA SAUDITA. No mesmo local também se encontra o MONTE DO TEMPLO, um lugar considerado sagrado pelos seguidores da religião judaica.

ANUNCIADA a viagem ao espaço do primeiro descendente de índios americanos, JOHN NERRINGTON, de 44 anos, da tribo CHICKASAW, que embarcará dia 11 de novembro no ônibus espacial ENDEAVOUR chefiando uma missão rumo à ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL.

2 003   :   -      SÁBADO
Os principais comandos das Polícias Militar e Civil estão de prontidão neste fim de semana. O motivo é o risco de o Primeiro Comando da Capital – PCC – tentar liderar motins sangrentos nas penitenciárias do Estado de SÃO PAULO. Os chefes das polícias receberam informações de que os líderes do PCC podem iniciar um movimento semelhante à mega rebelião que atingiu 29 prisões em 17 de fevereiro de 2001. “Estaremos com todo o efetivo nas ruas e não apenas o normal, mas o pessoal administrativo também”, afirmou o Coronel PM WASHINGTON LUIZ GAIOTTO, do Comando de Área Metropolitano – 3, responsável pelo patrulhamento na zona norte de SÃO PAULO. É nessa região que está o maior presídio de SÃO PAULO, a penitenciária do Estado, no complexo CARANDIRU, que é dominado pelo PCC. “Mesmo quem devia estar de folga vai trabalhar”, disse GAIOTTO. O CPC estará todo de sobreaviso, bem como o CPM e o CPChq. O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado também terá trabalho extra no fim de semana. O Departamento está centralizando as investigações sobre a onda de terror que o PCC deflagrou no domingo passado, 2 de novembro, atacando policiais e guardas-civis no Estado. 

Assisto na BANDEIRANTES as cenas apavorantes do caminhão pegando fogo perto da PONTE DA FREGUESIA DO Ó. Um caminhão com 30 mil litros de solvente tombou e caiu dentro do córrego CABUÇU DE BAIXO, que passa por baixo da marginal TIETÊ, na madrugada. O acidente provocou uma explosão seguida de incêndio, que só foi controlado após duas horas. O calor danificou a estrutura do pontilhão que passa sobre o córrego e sustenta as quatro faixas da pista expressa, no sentido PENHA-LAPA. O trecho deverá ser liberado apenas na segunda-feira com duas faixas provisórias. Em dez dias, a prefeitura deverá abrir outras duas faixas provisórias no canteiro central entre as pistas expressa e local. A obra vai durar 180 dias. O congestionamento na marginal atingiu 24 km.
Pelo menos oito atentados contra unidades da polícia e a uma casa de um PM foram registrados na madrugada. O governo transferiu cinco detentos do Cadeião de PINHEIROS e oito de outros presídios para a penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES, de segurança máxima. Todos são supostos membros do PCC e estariam envolvidos com os atentados e também organizando uma megarrebelião.
O 2º DP de SÃO VICENTE, no bairro CIDADE NÁUTICA, foi atingido por cerca de 20 disparos. Dois policiais estavam de plantão. Os disparos partiram de um GOL vermelho, que fugiu. Um carro também foi atingido. Em BARUERI, quatro homens num MONZA branco dispararam mais de 20 tiros contra um posto da Polícia Rodoviária no km 13,5 do RODOANEL. Em SANTOS, seis homens armados, em três motos, atiraram contra uma base comunitária da PM e contra a 5ª Companhia do 6º BPMI, no bairro de CAMPO GRANDE. Em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a base comunitária da PM, no bairro VISTA VERDE, foi atingida por doze disparos. Os atiradores fugiram. Em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, novamente, quinze minutos depois, uma base desativada da PM, no JARDIM MORUMBI, foi atingida por vinte disparos. Havia um guarda municipal no local. Não se sabe se foi executado pelos mesmos atiradores do VISTA VERDE. Em BARUERI, no bairro de ENGENHO NOVO, a casa de um cabo da PM foi alvo de quinze disparos de pistola calibre 8 mm. Os tiros atingiram o muro e o carro do PM. Em ERMELINO MATARAZZO, a casa de um outro PM foi atingida por mais de vinte disparos. Os atiradores não foram identificados.

A professora ANDRÉA LISBOA SALGADO, que teve as duas pernas amputadas num acidente com uma lancha desgovernada no litoral sul do RIO, há duas semanas, recebeu alta hoje. Bem humorada, ANDRÉA disse estar feliz por poder sair e rever parentes e amigos.

Explorando a velocidade do lateral-esquerdo LÚCIO, o PALMEIRAS derrubou o MARÍLIA por 2 a 0 e ficou bem perto da SÉRIE A do CAMPEONATO BRASILEIRO. LÚCIO foi o destaque. Ele fez 1 a 0, após receber lançamento de VÁGNER LOVE, e deu o passe para MUÑOZ fazer o segundo. Para voltar à elite no próximo sábado, dia 15, o PALMEIRAS precisa repetir a dose e bater o MARÍLIA, no PARQUE, e torcer para que o SPORT não vença o BOTAFOGO, na ILHA DO RETIRO.

GUGA se sagrou, hoje à noite, campeão do “TÊNIS ESPETACULAR”, torneio exibição realizado no ginásio do IBIRAPUERA. Na decisão, GUSTAVO KUERTEN ganhou do seu amigo FLÁVIO SARETTA.

O céu nublado fez com que os paulistanos assistissem a apenas partes do eclipse lunar. Mesmo assim teve gente que se animou e foi ao parque IBIRAPUERA para ver o fenômeno. O eclipse lunar – o segundo desde ano – começou às 21:32 e deveria durar até a 1:05 de nove de novembro. O ponto alto do espetáculo estava previsto para ocorrer entre 23:07 e 23:30 horas, quando a LUA ficaria totalmente encoberta pela sombra da TERRA e ganharia uma coloração alaranjada. Não conseguimos ver o eclipse, em GUARULHOS, mas, em compensação, na madrugada, vimos uma LUA CHEIA em toda a sua majestade, aureolada por uma coroa avermelhada.

Três explosões atingiram hoje à noite um complexo residencial usado por diplomatas estrangeiros e altos funcionários sauditas em RIAD, capital da ARÁBIA SAUDITA. Entre 20 a 30 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. O governo apenas informou ter havido “explosão causada por terroristas”.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA rebateu críticas que recebeu por dizer que não esperava encontrar na ÁFRICA uma cidade “tão limpa e bonita” quanto à capital da NAMÍBIA. “As pessoas deveriam fazer uma visita pela ÁFRICA para ver as diferenças dentro dos países, e aí quem sabe não dirão mais nada”, falou ao lado do presidente da ÁFRICA DO SUL, THABO MBEKI.

NASCEU a filha do príncipe inglês EDWARD, de 35 anos, e de SOPHIE RHYS-JONES, de 38 anos, submetida a uma cesariana de emergência. Mãe e filha passam bem. Em LONDRES.

ASSISTO na TV GLOBO o filme O COLECIONADOR DE OSSOS, de 1999, sob a direção de PHILLIP NOYCE, com DENZEL WASHINGTON, ANGELINA JOLIE, MICHAEL ROOKER, QUEEN LATIFAH, ED O´NEILL e MIKE MAGLONE. ANGELINA JOLIE interpreta uma policial que vai para a linha de fogo, na tentativa de prender um serial killer. O assassino propõe charadas que somente o policial interpretado por DENZEL WASHINGTON sabe solucionar, mas o problema é que ele sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Mesmo assim ele monta um dispositivo ao seu redor e comanda as ações em busca do maníaco que mata e tira lascas de ossos de suas vítimas.

O SBT apresenta KALIFÓRNIA, filme de 1993, dirigido por DOMINIC SENA, com BRAD PITT, JULIETTE LEWIS, DAVID DUCHOVNY e MICHELLE FORBES. Jornalista que quer escrever livro sobre serial killers embarca com a namorada numa viagem que o confronta com um casal desestruturado (e o sujeito é mesmo um criminoso em série).
  
2 004  :   -  SEGUNDA-FEIRA
O DIÁRIO DE SÃO PAULO completa 120 anos e publica um caderno contando a história do mundo, do BRASIL e especialmente de SÃO PAULO, nas páginas do DIÁRIO, durante todos esses anos: LEI ÁUREA LIBERTA OS ESCRAVOS – FIM DO IMPÉRIO, INÍCIO DA REPÚBLICA – EM 1928, O CRIME DA MALA CHOCA A CIDADE – SEGUNDA GUERRA MATA 50 MILHÕES DE PESSOAS – O SUICÍDIO DE GETÚLIO VARGAS – A ESTRÉIA DE UM MENINO CHAMADO PELÉ – O SHOW DE BOLA, DA SUÉCIA AO PENTA – A CHEGADA DO HOMEM À LUA – INCÊNDIO NO ANDRAUS E NO JOELMA – A PRIMEIRA VIAGEM DE METRÔ – O IMPEACHMENT DE COLLOR – MORTE DE SENNA DEIXA O BRASIL DE LUTO – TRAGÉDIA DA TAM MATA 102 PESSOAS – O TERROR ATACA NOS ESTADOS UNIDOS e outras dezenas de fatos que fazem a história.
Quando foi lançado, em 8 de novembro de 1884, com o nome de DIÁRIO POPULAR, o jornal dizia, na primeira página da primeira edição, que iria cobrir os assuntos “municipaes”. Num país de imprensa muito mais elitizada do que hoje, o DIÁRIO explicava não temer a acusação de perseguir a “popularidade”, abrindo espaço para tratar de assuntos que outras publicações consideravam sem nobreza e até escandalosas. Também afirmava que pretendia ser “o fiscal dos fiscais, a polícia da polícia”. Cento e vinte anos mais tarde, ocorreram muitas mudanças, no mundo, no BRASIL, na cidade de SÃO PAULO e mesmo no jornal, que até mudou de nome. Mas só a permanência desses princípios de 1884 consegue explicar a posição do DIÁRIO na imprensa de SÃO PAULO.

Em outubro, acompanhei a demolição de um prédio da avenida TIRADENTES, esquina com a Rua CLAUDINO BARBOSA, local onde funcionou durante muito tempo uma padaria, um açougue, uma farmácia e outras lojas de comércio. Hoje, quando o ônibus passa por ali, noto que nada mais existe do prédio. Caminhões estão retirando o entulho da demolição. Não sei o que será ali construído, mas vamos acompanhar o trabalho dos empregados. Também tenho observado, nesses últimos anos, a construção de um enorme prédio, que fica defronte do EDIFÍCIO ÍBIS, na PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO. A lona de proteção foi retirada. Esse prédio talvez seja um novo hotel para GUARULHOS, com treze andares. Mas não tenho certeza do que irá ali funcionar.
 
Começo a semana com uma reunião de oficiais no MMDS. Estamos preocupados com uma pequena reforma das dependências que usamos, principalmente por causa de vazamento de água. Isso precisa ser resolvido nos próximos dias. O CORONEL MENDES telefona-me e diz que o professor EGBERTO MAIA LUZ quer almoçar conosco, num dos próximos dias. Diz o MENDES que o nosso antigo mestre tem revelações a nos fazer com referência ao Sr MARCONDES. Mais tarde, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Nada há para ser comentado. Aguardo resposta com referência ao EDITAL DE CONVOCAÇÃO da ASSEMBLÉIA GERAL, que deverá ser publicado o mais rapidamente possível. O presidente ficou de estudar a data da Assembléia. Deixo o MMDC com dúvidas quanto à decisão do Sr MARCONDES.
Em casa, nesta noite, telefonando ao Professor EGBERTO, marcamos a data de 10 de novembro para almoçarmos na AORRPM. Recebo também um telefonema do TENENTE CÍCERO, do 13º BPMM, comunicando-me, finalmente, a data da inauguração do retrato do CORONEL Reformado JOSÉ DUARTE ROSA na galeria de comandantes daquela Unidade (às 17 horas do dia 25 de novembro). Como se sabe, alertei o comandante do 13º BPMM, há anos, de que faltava o retrato do CORONEL ROSA. Foi providenciado o retrato e contatado o CORONEL ROSA, que concordou com essa data.

A cúpula da polícia paulista desconfia do seqüestro de MARINA DA SILVA SOUZA, de 43 anos, mãe do atacante do SANTOS, ROBINHO. Conforme quatro delegados familiarizados com as investigações, o caso parece estranho de mais para ser um crime desse tipo. Cresce, entre os policiais, a convicção de que a mãe do jogador pode ter sido levada para o cativeiro numa ação de vingança contra ROBINHO. A polícia coloca a tese de seqüestro em dúvida por três razões principais: a forma de abordagem. Os bandidos em sabiam quem era a pessoa que procuravam. Tanto que perguntaram na hora do crime “quem era a mãe de ROBINHO”. A segunda contradição foi a logística: não tinham nem um automóvel para transportar a vítima, que teve de ser levada em um carro arranjado de última hora. A terceira contradição: embora o crime tenha ocorrido na noite de sábado – dia improvável para um seqüestro – até a noite não houve nenhum contato com a família para pedir o resgate. Durante todo o dia surgiram vários boatos, inclusive envolvendo acontecimentos do passado da família, que poderiam configurar vingança e não seqüestro. A polícia está em contato permanente com ROBINHO, que tem demonstrado, como é natural, um estado de ânimo com altos e baixos. Ora se mostra tranqüilo, ora fica muito abatido.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje, durante seu discurso na posse do vice-presidente, JOSÉ ALENCAR, no cargo de ministro da Defesa, que a indicação do vice significa que, em seu governo, o Ministério da Defesa é levado a sério. Foi um recado claro aos comandantes das três Forças Armadas, especialmente ao comandante do Exército, GENERAL FRANCISCO ALBUQUERQUE, que provocou a demissão do ex-ministro JOSÉ VIEGAS. Na platéia, além de ministros, governadores, deputados e senadores, os três comandantes – ALBUQUERQUE (EXÉRCITO), LUIZ CARLOS BUENO (AERONÁUTICA) e ROBERTO CARVALHO (MARINHA) – e oficiais das Forças Armadas. Mas apesar do tom duro de parte do discurso, o presidente também pediu mais união entre sociedade civil e militares. Defendeu que, até o final de seu governo, acabe a dicotomia entre servidores civis e militares.  Em seu discurso, JOSÉ ALENCAR afirmou que as Forças Armadas sabem corrigir eventuais erros ao longo de sua História, mas não deixou claro se manterá no cargo o comandante ALBUQUERQUE e disse que vai encarar os desafios da pasta sem revirar o passado.

Cerca de 30 fãs fizeram vigília, hoje, em frente à POLINTER, onde o cantor MARCELO PIRES VIEIRA, o BELO, está preso desde a última sexta-feira, dia 5. Eles chegaram de manhã cedo e ficaram até a noite aguardando informações sobre o pagodeiro.

Trinta e seis pessoas, entre elas 21 policiais rodoviários federais, foram presas no RIO na operação POEIRA NO ASFALTO, deflagrada no início da manhã para prender 56 envolvidos com a máfia dos combustíveis no Estado do RIO e no PARANÁ. O delegado da Polícia Federal, CLÁUDIO NOGUEIRA, responsável pela operação, disse que a quadrilha chegava a dar um prejuízo de 5 milhões de dólares por ano ao país sonegando impostos e adulterando os combustíveis.

Nesta noite acontece a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de SÃO PAULO (FIESP) e dos Conselhos do Instituto ROBERTO SIMONSEN, no MUSEU PAULISTA. O presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, preside a solenidade. Presença de ministros, governadores de Estado, inclusive o de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, e da prefeita MARTA SUPLICY, entre outras autoridades.  A FIESP é a entidade máxima de representação da indústria paulista. A federação ajuda o maior parque produtivo do país a crescer, promove o desenvolvimento nacional e ainda funciona como ponte entre a sociedade e o poder brasileiro. O novo presidente da FIESP, PAULO EKAF, 48 anos, é membro do Conselho da PARAMOUNT LANSUL e presidente do SIDITEXTIL-SP e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

Para não atrapalhar o Réveillon dos convidados, RONALDO e DANIELLA CICARELLI resolveram mudar a data de seu casamento, marcado inicialmente para 2 de janeiro, em PARIS. A cerimônia, que será organizada pelas promotoras e publicitárias BYA AIDAR e FERNANDA NIGRO, responsáveis pela badalada festa de ANGÉLICA e LUCIANO HUCK, foi adiada para o dia 11 de janeiro de 2005.

O vocalista do grupo LS JACK, MARCUS MENNA, deixou na última semana o Hospital SARAH KUBITSCHEK, em BRASÍLIA, onde estava fazendo fisioterapia. Por sugestão médica, ele voltou para o RIO, para reencontrar os parentes, amigos e colegas de banda. A retomada de contato com pessoas próximas é considerada importante para seu processo de recuperação.
ROSEMIRO ROCHA, prefeito do município de SANTANA, AMAPÁ foi preso durante a operação “POROROCA” da Polícia Federal, em MACAPÁ.

LEILOADOS mais dois imóveis do ex-deputado SÉRGIO NAYA, avaliados em 1,17 milhão de reais, para pagamento de indenizações das vítimas do desabamento do edifício PALACE II, em SÃO PAULO.

O BRASIL foi classificado em 72º lugar, entre 127 países, no ranking de educação da Organização das NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO), em PARIS, FRANÇA.

CAETANO VELOSO teve uma platéia de craques no show do disco A FOREIGN SOUND que fez em MILÃO, nesta segunda-feira. O ex-jogador LEONARDO, diretor da equipe do MILAN, pediu para a assessora do músico, GILDA MATTOSO, 17 convites para a apresentação. Entre seus convidados estavam dois jogadores da equipe, os brasileiros CAFU e KAKÁ.

ASSINOU contrato para estrelar seu primeiro filme o astro do futebol DAVID BECKHAM. GOL! será o primeiro de uma trilogia sobre o esporte e chegará aos cinemas em 2005. BECKHAM aparecerá ao lado de seus colegas do REAL MADRID, ZINEDINE ZIDANE e RAÚL. Em LONDRES, INGLATERRA.

Foi preso o nadador MICHAEL PHELPS por dirigir alcoolizado em BALTIMORE, EUA.

Líderes palestinos decidiram levar adiante uma visita à FRANÇA para ver o presidente YASSER ARAFAT. MOHAMMED DAHLAN disse que o premiê AHMED QURIE, o secretário-geral da Organização Pela Libertação da PALESTINA, o general MAHMOUD ABBAS, e o ministro das Relações Exteriores, NABIL SHAATH, deixariam a CISJORDÂNIA seguindo para a JORDÂNIA hoje, de onde partiriam para PARIS para visitar ARAFAT. Eles deveriam chegar a PARIS hoje, mas a saída deles foi adiada após declarações da mulher de ARAFAT, SUHA, que os acusou de conspirar para “enterrar seu marido vivo” com o objetivo de assumirem o controle da Autoridade Nacional Palestina. Hoje, SUHA disse que não permitiria que os três membros do governo palestino visitassem o presidente da ANP. Como mulher de ARAFAT, SUHA tem autorização para negar visitas.

Dando mostras da determinação do recém-reeleito presidente GEORGE W. BUSH de massacrar a insurgência no IRAQUE, forças americanas lançaram hoje uma pesada ofensiva contra FALLUJAH. Aviões e helicópteros bombardearam praticamente todas as áreas da cidade rebelde, em meio a uma chuva de balas de artilharia. Pelos menos dez mil fuzileiros navais avançaram com tanques, obrigando moradores a fugir ou se trancar em casa. O médico AHMED GHANIN disse que pelo menos 15 pessoas morreram e 20 ficaram feridas. Batizada de FÚRIA FANTASMA e preparada há cerca de um mês, a operação pode dar origem à maior batalha no IRAQUE desde que o país foi invadida por forças anglo-americanas, em março de 2003.

ASSISTO na GLOBO “RIPPER-MENSAGEIRO DO INFERNO”, filme canadense de 2001, com direção de JOHN EYRES. Trabalham A.J.COOK, BRUCE PAYNE, CLAIRE KEIM e COURTENAY J. STEVENS. Única sobrevivente de um massacre é perseguida por lembranças que a atormentam. Ela passa a investigar a psique de assassinos em série e, de repente, vê-se às voltas com um psicopata que repete os crimes de JACK, O ESTRIPADOR.

2 005 :  -    TERÇA-FEIRA 
Abrindo o meu e-mail nesta manhã, encontro uma mensagem do advogado ROMAGNOLI dizendo que a FARAH SERVICE pagará ainda nesta semana uma parcela estipulada no contrato que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC assinou com essa firma. Ainda ontem o CORONEL MENDES conversou comigo a esse respeito. Surgiram novos débitos no MMDC e o meu colega, que tomou a frente, por inércia do tesoureiro, a parte financeira da Sociedade, tem sentido dificuldades para honrar os compromissos assumidos.  

LUCINDA conta os apuros passados pelo CABO JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, logo cedo, quando foi ao caixa eletrônico e descobriu que o seu crédito no BANESPA estava negativo. Não tinha sido depositado o seu pagamento. Ficou sem dinheiro para pagar o combustível do carro e sem recursos para efetuar outros compromissos. Mais tarde, quando ele já chegara no quartel (sua mãe lhe adiantou o dinheiro para o combustível) é que telefona para casa que a confusão toda já estava solucionada com o depósito de seus vencimentos. O problema todo é que o JOÃO sofre de colesterol e fica alterado por qualquer situação anormal. Esse é o receio de sua mãe de que algo de mais grave lhe aconteça por situações iguais a essa.

Chego em tempo de assistir ao encontro dos oficiais do MMDS. Comentamos que hoje é o II ENCONTRO DOS VETERANOS, num local da avenida VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA. Ao passar pelo BANESPA, já conversara a respeito com os coronéis EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, presidente do Conselho Deliberativo da AORRPM, e ÉDSON FARORO, que reside atualmente na ILHA BELA. Passamos depois para a política, abordando as grandes “palhaçadas” que vêm acontecendo no cenário de BRASÍLIA. Agora o presidente acha que DIRCEU deve ser cassado e que o PT errou. LULA, na verdade, é um grande artista. O picadeiro do Planalto serve-lhe de motivo para temperar suas idéias, de acordo com a maré.
Na Sociedade, converso com ROMAGNOLI, JANAÍNA, o presidente GINO e, depois, quase às 16 horas, com o CORONEL MENDES. O presidente foi convidado pelo Cmt Geral para comparecer no II ENCONTRO DE VETERANOS e ele vai para o evento. ROMAGNOLI e JANAÍNA trouxeram o modelo de convite para o jantar natalino do dia 5 de dezembro. Mandamos para uma tipografia um pedido para imprimir cem convites, ao preço de cento e cinqüenta reais. A funcionária LUCIENE irá providenciar a compra de selos e de envelopes amanhã. Queremos que se faça ampla divulgação desse jantar.
O associado RUBENS NEVES visita-nos nesta tarde. É ele quem deu a idéia de imprimir cem convites na tipografia. Caso fôssemos fazer isso, teríamos de comprar tinta colorida e papel especial. Sairia mais caro e não ficaria bem o trabalho.
MENDES correu com sua sogra à CRUZ AZUL. Dona OÇAINE (mãe da esposa do Cel MENDES), aguarda-o no carro, que se encontra no pátio do quartel dos bombeiros. Como sempre, ele me dá uma carona até a estação ARMÊNIA.
Em casa, à noite, recebo uma mensagem do ROMAGNOLI, pela internet. O GINO também me liga e conversa sobre o que aconteceu no II ENCONTRO DOS VETERANOS. Coloco-o a par das decisões tomadas quanto ao jantar natalino.

O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO afirmou hoje que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA agiu certo quando assumiu a responsabilidade pelas denúncias que afetaram seu governo e o PT, assim como quando defendeu os companheiros acusados. Mas contrapôs que essa posição lhe cria novos problemas: “Ao se dizer responsável por tudo, acabou se colocando numa posição delicada. Não quero acusar ninguém antes da hora, mas e se ficar provado tudo o que está sendo dito?, indagou ele hoje, em entrevista à RÁDIO CBN na qual rebateu afirmações feitas por LULA na véspera, no programa RODA VIVA, da TV CULTURA. Ainda hoje, pouco antes de embarcar para a REPÚBLICA CHECA, FHC afirmou que “agora o presidente LULA diz que não se deve fazer acusações infundadas, mas ele fez, e muitas”. E deu um exemplo: “Veja o caso do PROER. Se tinha algo errado, por que ele não mandou investigar, agora que tem a faca e o queijo nas mãos?”. O ex-presidente disse ainda que não tem dúvidas sobre as denúncias dos últimos meses: “Não se sabe qual é a extensão, mas que há, há”. FHC afirma que LULA concorrerá à reeleição, porque é o único candidato disponível no PT. A afirmação desafia o mistério que LULA tem feito nos últimos meses sobre sua eventual candidatura à reeleição, especulando, vez por outra, com a possibilidade de não se candidatar. Depois, com mordacidade, questionou: “Será que é conveniente que ele concorra à reeleição? Será que é o momento, com toda essa crise moral?”. E arrematou: “No caso do DELÚBIO SOARES parece que tudo o que está sendo dito é irrefutável. Então o presidente LULA é o responsável por tudo o que ele fez? Bem-humorado, FHC parecia guardar especial irritação com uma afirmação de LULA – de que ele (FHC) teria impedido investigações  a fatos determinados. E lembrou que em suas gestões houve investigações sobre o sistema financeiro, o PROER, o SIVAM e o Judiciário. FHC se aproveitou de uma afirmação do atual presidente, durante a entrevista ao RODA VIVA, para reafirmar que “LULA, antigamente, acusava muito, sem saber”. Citou como exemplo as sistemáticas acusações feitas pelo PT, através dos anos, sobre a eventual compra de votos de deputados na votação da emenda da reeleição: Eles (o PT) usavam muito a política do escândalo. O que nós evitávamos eram acusações indefinidas”. FHC confessou que não gosta “dessa conversa de que nunca se fez isso antes, que no governo passado foi tudo errado  outros comentários parecidos”. O artifício, que LULA usa desde o começo do governo, foi muito exercitado durante a entrevista à TV CULTURA.

O dólar fechou hoje abaixo de R$2,20 pela primeira vez desde abril de 2001, cotado a R%2,195. A Bolsa, que estava em queda, subiu 0,06%. Essa reação dos mercados foi causada pela elevação da nota dos títulos brasileiros pela agência S&P.

ÉDNA MONTEIRO, mãe da menina que morreu domingo com suspeita de febre maculosa, foi internada hoje no Hospital JABAQUARA, em SÃO PAULO, com suspeita da doença. Em fevereiro houve morte por maculosa na região onde ÉDNA mora.

O pernambucano MARIANO FELISBERTO DA SILVA, de 47 anos, morreu hoje, esmagado pela lança de uma escavadeira, usada nas obras do RIO TIETÊ, perto da Ponte JÚLIO DE MESQUITA NETO, zona norte da Capital. Às 15 horas, ele estava entre os operários que instalavam telas nas margens do rio, preparando a área para concretagem, quando um cabo do equipamento rompeu e um braço do aparelho caiu em alta velocidade, o atingindo. SILVA trabalhava nas obras do aprofundamento da calha do rio desde janeiro, quando foi contratado pela OAS CONSTRUTORA. O pacote das obras feitas no RIO TIETÊ custou 700 milhões de reais e o JAPÃO financiou mais da metade desse valor. O prazo inicial para o término do aprofundamento da calha do rio era o mês de junho. Entre os motivos do atraso estão uma enchente, ocorrida em maio, e impedimentos do Tribunal de Contas do Estado, que denuncia a falta de licitação.

Os irmãos DANIEL e CHRISTIAN CRAVINHOS DE PAULO E SILVA, assassinos confessos de MANFRED e MARÍSIA VON RICHTHOFEN, devem ser soltos amanhã da Penitenciária de IPERÓ, na região de SOROCABA. Hoje, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por 3 votos a 2, estender aos irmãos o hábeas corpus concedido à SUZANE VON RICHTHOFEN, filha das vítimas e co-autora no crime, em 29 de junho. O casal foi morto a golpes de barra de ferro na cabeça desferidos pelos irmãos CRAVINHOS no dia 31 de outubro de 2002, na casa da família, no CAMPO BELO, zona sul da Capital. Depois de mata-los, os dois furtaram jóias e dinheiro da casa. DANIEL era namorado de SUZANE na época do crime. Foi ela quem abriu a porta para os assassinos. O entendimento que prevaleceu na TURMA foi, como no caso de SUZANE, o de que faltou fundamentação ao decreto de prisão preventiva dos irmãos. Eles estão presos desde o dia 7 de novembro de 2002. O relator do caso, ministro NILSON NAVES, observou também que, na época do decreto prisional, a justificativa era de que a prisão era necessária para “assegurar a aplicação da lei penal e especialmente por existir o clamor público que envolve o caso, para garantir a ordem pública e a integridade dos réus”. Para o ministro NAVES, essa situação não se configura mais. Além disso, apesar de já terem sido pronunciados, ainda não há data marcada para julgamento dos acusados no Tribunal do Júri. Acompanharam o voto dele os ministros PAULO GALOTTI e PAULO MEDINA. Já o ministro HAMILTON CARVALHIDO, ao votar, manifestou-se pela manutenção da prisão dos irmãos CRAVINHOS. Para ele, existem fundamentos para a custódia. Além disso, se os réus responderam ao processo presos e a prisão atual é decorrente de prisão provisória, não haveria por que libertá-los apenas em razão de que ainda não há data definida para o julgamento. O ministro HÉLIO QUAGLIA BARBOSA também foi contra o pedido. O diretor do presídio, FÁBIO ALESSANDRO, disse ter tomado conhecimento do hábeas corpus pela imprensa. A ordem de soltura, segundo ele, só deve ser expedida amanhã.

O ex-prefeito PAULO MALUF disse que a Polícia Federal não queria prendê-lo, mas sim humilhá-lo. MALUF contou como foi, segundo avaliação dele, a reação do delegado PROTÓGENES QUEIROZ, quando ele se apresentou na sede da Superintendência da PF, no dia 10 de setembro. “Não vi nele um olhar de alegria quando me apresentei. Vi nele um olhar de tristeza, porque tinham me informado que eles queriam me levar algemado. Eles não queriam me prender, queriam me humilhar”, afirmou MALUF ao apresentador AMAURY JÚNIOR, da REDE TV!   Ao longo da primeira entrevista que concedeu depois de ficar 40 dias preso, MALUF chorou e criticou vigorosamente a exibição da imagem de seu filho FLÁVIO algemado. O ex-prefeito também reclamou ao lembrar de sua passagem pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, quando ficou um dia internado para fazer exames cardíacos. Ele afirmou que foi obrigado a voltar para a cadeia com dores por ter medo de ir para um hospital penitenciário.

A dona-de-casa ÉDNA MONTEIRO DA SILVA, de 42 anos, mãe de LUANA MONTEIRO DA SILVA, de 12, que morreu no domingo, dia 6, com suspeita de febre maculosa, foi internada hoje no Hospital do JABAQUARA, zona sul, com os sintomas da doença. Os dois casos chocam e assustam os moradores da rua DIÁRIO DE NOTÍCIAS, no JARDIM LOURDES, onde há focos de carrapatos. Amanhã, equipes da Vigilância Sanitária, da Zoonoses e agentes de saúde estarão no bairro, visitando 300 casas. O objetivo é orientar sobre contágio e prevenção à doença. Panfletos também serão distribuídos. “Coletamos alguns carrapatos para identificar qual o tipo. Amanhã vamos fazer nova coleta e depois capinar o mato da “área”, explica o médico epidemiologista THIAGO DA SILVA MENDES, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) do Município. 

Mais uma vez, o americano KELLY SLATER fez história no WCT (a primeira divisão do Circuito Mundial de Surfe). Nesta terça-feira, o surfista de 33 anos conseguiu, em FLORIANÓPOLIS, o heptacampeonato da competição e se tornou o campeão mais velho da história. O surfista já havia sido o mais jovem a conquistar o título, em 1992.  A passagem de SLATER pelo BRASIL extrapolou o noticiário esportivo. Apontado como suposto pivô da separação de GISELE BÜNDCHEN, ele badalou no Club LOTUS, em SÃO PAULO e saiu acompanhado da empresária ROBERTA ALONSO, ex-sócia de MARCOS MION na grife SHEEP. 

MICHAEL BLOOMBERG é reeleito prefeito de NOVA YORK com 59% dos votos. Ele derrotou o democrata FERNANDO FERRER, o primeiro candidato de origem latina a concorrer ao cargo, que teve 39% da preferência. Em NOVA YORK.

Franco-atiradores mataram hoje o advogado de um dos assessores do ex-presidente SADDAM HUSSEIN e feriram outro, no segundo ataque desse tipo, em menos de um mês em BAGDÁ. O assassinato reforçou os temores da equipe de defesa de SADDAM sobre sua segurança e a impossibilidade de um julgamento justo no IRAQUE. Por isso, a defesa do ex-ditador reiterou o pedido de que o julgamento seja realizado no exterior. Os carros em que os dois advogados viajavam foi atacado a tiros quando passava pelo bairro de ADIL, no oeste de BAGDÁ. ADIL AL-ZUBEIDI, advogado do ex-presidente TAHA YASSIN RAMADAN, morreu na hora e seu colega, THAMER HAMOUD AL-KHUZAE, que defende o meio-irmão de SADDAM, BARZAN AL-TIKRIT, ficou levemente ferido.     

PARIS decretou hoje estado de emergência. A medida visa a permitir a imposição do toque de recolher no país. Trata-se de uma tentativa de acabar com a onda de violência de imigrantes árabes e africanos que atinge a FRANÇA há doze noites, e teve hoje nova jornada de confrontos. A prefeitura de SOMME foi a primeira das quatro localidades a adotar o toque de recolher. Nenhum menor de 16 anos poderá sair desacompanhado de adultos ou comprar líquidos inflamáveis. Quem não respeitar o toque de recolher poderá pegar dois meses de prisão. Novos atos de violência atingiram o país. Em TOULOUSE, imigrantes invadiram um ônibus, obrigaram os passageiros a descer, e incendiaram o veículo. Outros 21 carros foram queimados. Houve confronto com a polícia. Em LILLE e GENTILLY (sul de PARIS), quinze carros foram incendiados. Em SERVAN e VIRTY-SUR-SIENE, um colégio e um hospital foram depredados. Até hoje, o saldo total de carros queimados era de seis mil. Cerca de 300 pessoas foram presas. Em CHEMNITZ, na ALEMANHA, três carros foram incinerados por imigrantes.  

2 006     :     -      QUARTA-FEIRA
AS OPORTUNIDADES DISPONÍVEIS A VOCÊ NÃO CHEGAM NA FORMA DE CONVITES BENÉFICOS, PORÉM MASCARADAS DE DESAFIOS IMPOSSÍVEIS. ESSA NÃO É UMA MANEIRA SORRATEIRA DE O DESTINO COMPLICAR TUDO, MAS UM CONVITE A VOCÊ PARA DAR O SEU MELHOR DE SI.

Vamos participar da costumeira reunião de oficiais do MMDS depois de passar no BANESPA e verificar quanto poderia sacar hoje. O mês de outubro foi muito ruim, financeiramente falando. LUCINDA está com muitas dívidas e elas são maiores do que o ordenado mensal. Resultado; mais complicações e agora já atingindo o mês de dezembro. Somente com o 13 º salário é que poderei ficar livre desse sufoco.
O CORONEL MARIO MARGARIDO terminou sua participação no último plano, tendo seu relatório sido aprovado por unanimidade. Agora irá participar de outras operações. AMÉRICO ajuda-me no MMDC, onde hoje à tarde temos um grande serviço, o de expedir certificados de credenciamento para autoridades do RIO DE JANEIRO, FLORIANÓPOLIS e MINAS GERAIS, respectivamente, ANDRÉ LUIZ DE SOUZA DIAS, MARCELO VICTOR e JOCIMAR CUSTÓDIO EUFRÁZIO. Como se trata de uma quarta-feira, estamos com GINO, CORONEL MENDES, NACLÉRIO, ANTÔNIO FROTA, Professora MARIA ODETE, CORONEL ARY CANAVÓ, JOSÉ CARLOS BARONE, MILTON MILANI e parentes. Além de telefonemas e trabalho na internet, temos de dar atenção para os nossos participantes do dia do encontro.
Chega a convocação dos conselheiros do CONSELHO DELIBERATIVO para uma reunião marcada para 30 de novembro. Quem a expede é o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, afastado do MMDC há um certo tempo, ou seja, desde a sua luta como candidato a deputado federal. Foi anunciado como um dos eleitos do PTC mas, depois, numa recontagem de votos, perdeu essa condição.                    
Vamos permanecer no MMDC até depois das 17 horas. O MENDES deixa-me na ARMÊNIA.

Faleceu hoje uma das senhoras mais entusiastas pela Revolução de 1932, aos 92 anos, THEREZA MARTINS FALCÃO. No último 9 de Julho ela desfilou com a faixa que identificava a COLUNA ROMÃO GOMES. Era viúva do senhor FERNANDO DA CRUZ MARINHO FALCÃO, ex-combatente de 1932, que participou dessa Coluna. Será cremada no cemitério de VILA ALPINA.

O trânsito parou hoje à tarde na Avenida PAULISTA para ver o homem mais alto do mundo, o chinês XI SHUN, de 55 anos e 2,36 metros de altura. Ao som de buzinas de carros e motos e cercado por uma multidão que o assediava, o maior espetáculo vivo do planeta levou quase meia hora para atravessar o trecho da ALAMEDA JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA à ALAMEDA CAMPINAS. SHUN viaja pelo BRASIL para divulgar a edição 2007 do GUINESS BOOK, o Livro dos Recordes.

O PALMEIRAS soube aproveitar o fato de enfrentar um adversário bem fraco, o FORTALEZA, para reencontrar o caminho da VITÓRIA e afastar um pouco um pouco a crise que ronda o clube. Com os 3 a 0 sobre a equipe nordestina, hoje, no PALESTRA ITÁLIA, o PALMEIRAS chegou aos 40 pontos e deixou a zona de rebaixamento mais para traz. Mas ainda não está totalmente confortável.
O SANTOS segurou o 0 a 0 com o INTERNACIONAL, no BEIRA-RIO, se complicou e ajudou o SÃO PAULO, pois o INTER é o vice na tabela.
O CORINTHIANS ganhou hoje do ATLÉTICO PARANAENSE por        2 a 1, na ARENA DA BAIXADA, e chegou à quinta vitória seguida no BRASILEIRÃO.

Como o próprio MARÍLSON GOMES DOS SANTOS concluiu, a maratona não terminou. O fundista brasiliense chegou hoje a SÃO PAULO, depois de alcançar a maior façanha de sua carreira no domingo, ao vencer a MARATONA de NOVA YORK. E foi direto para a sede de um de seus patrocinadores para uma concorrida entrevista coletiva. Só então o resistente corredor sentiu o baque e desabou.
MARÍLSON chorou muito ao lembrar a origem humilde. “Quando eu estava para cruzar a linha de chegada, um monte de coisas passou pela minha cabeça. Saí de CEILÂNDIA, cidade muito humilde, muito pobre”, dizia, antes de cair no choro.
Depois, mais calmo, o brasiliense contou sobre os tempos em que corria descalço, quando começava no atletismo. Fez questão de dizer que não era por causa da pobreza. “Meu pai sempre trabalhou. Corria descalço porque achava que era melhor para mim”.
Em outra entrevista, no entanto, já dissera que os pais, VICTO VICTORINO e CÍNTIA, chegaram a deixar de fazer compras para poder lhe dar tênis. A grande meta é a vaga nos Jogos Olímpicos de PEQUIM. MARÍLSON tem pavor de que se repita a frustração de não participar de outra edição das Olimpíadas. Ele ficou fora de ATENAS por 50 segundos. Por esse motivo, não correrá a Maratona dos Jogos Pan-Americanos. “Quem pode me garantir que não fará 32 graus no RIO, mesmo em julho? O MARÍLSON precisa correr uma maratona rápida. No ano que vem, ele vai tentar o índice em BERLIM ou CHICAGO”, diz seu técnico, ADAUTO DOMINGUES. 

Morreu nesta noite no Hospital dos SOROCABANOS, em SÃO PAULO, o acordeonista e compositor MÁRIO ZAN. Aos 86 anos, MÁRIO JOÃO ZANDOMMEGHI estava na ativa. Autor de algumas das mais famosas composições para festas juninas, fez apresentações nos festejos deste ano. O velório está sendo realizado na Assembléia Legislativa e o sepultamento no Cemitério da CONSOLAÇÃO.

A família PITTA armou um grande barraco na segunda-feira, que acabou em troca de agressões e em acusações mútuas registradas no 78 º DP (JARDINS). NICÉA CAMARGO acusa seu ex-marido, o ex-prefeito CELSO PITTA, de agredir o filho do casal, VICTOR PITTA, de 32 anos, e de roubar o carro da família. Já o ex-prefeito tem outra versão para o imbróglio que agitou o prédio em que vive NICÉA, nos JARDINS: disse que o filho furtou de seu escritório uma pasta contendo dinheiro e documentos e deixou o automóvel para trás, sem nem trancar as portas do veículo. Separada há cerca de seis anos, NICÉA afirmou que a confusão começou quando o ex-marido telefonou para o filho, dizendo que precisava falar com ele sobre um problema. VICTOR resistiu a se encontrar com o pai, mas depois aceitou ir até o seu escritório, em MOEMA. “Meu ex-marido pediu ao filho que me convencesse a ajudá-lo numa operação para trazer de volta ao BRASIL dólares que ele tem no exterior. VICTOR rejeitou o pedido e exigiu que ele não me importunasse mais”, afirma ela.
Segundo NICÉA, VICTOR saiu imediatamente do escritório por volta das 14 horas de segunda-feira. “Ele já está transtornado porque não se elegeu deputado e ficou mais irritado com isso. Quando VICTOR chegou à garagem do nosso prédio, meu ex-marido já o estava esperando e, com o auxílio de um porteiro do edifício, passou a esmurrá-lo. Quando meu filho se desvencilhou, pegou uma pasta que o pai carregava e correu”, conta NICÉA. Ainda de acordo com sua versão, PITTA entrou no carro e saiu.
Hoje, PITTA havia recuperado a pasta e o carro já estava com NICÉA.

Dois guardas-civis metropolitanos, acusados de cobrar propina de camelôs ilegais que atuam na Rua 25 de Março, região central da Capital, estão cumprindo desde hoje, prisão temporária de cinco dias no 70 º Distrito Policial (SAPOPEMBA). A Justiça decretou também a prisão de outros três envolvidos no escândalo de corrupção, denunciado com exclusividade pelo jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO em 27 de outubro.   

Revelado que o cantor JOÃO GILBERTO é pai de uma menina de dois anos. A criança nasceu de uma relação do músico de 75 anos com uma fã. É a segunda filha de JOÃO GILBERTO. A primeira, a cantora BEBEL, tem 40 anos. Como se vê, de lá para cá o cantinho e o violão mantiveram seus encantos – e o cantor continua solteiro. No RIO DE JANEIRO.

A vitória do Partido Democrata na eleição de terça-feira causou hoje a primeira vítima no gabinete do presidente GEORGE W. BUSH. Pressionado pelo descontentamento dos americanos com a guerra no IRAQUE, o secretário da DEFESA e um dos principais estrategistas do conflito, DONALD RUMSFELD, renunciou – e teve a demissão confirmada pouco depois por BUSH. Para substituí-lo, o presidente designou ROBERT GATES, que dirigiu a Agência Central de Inteligência (CIA) entre 1991 e 1993, durante a administração de GEORGE BUSH pai. Pela primeira vez desde 1994, os democratas retomaram a maioria da Câmara dos Representantes, conquistando até hoje à noite 229 cadeiras, enquanto os republicanos obtinham 196; 10 cadeiras ainda estavam indefinidas. Com a confirmação do resultado da eleição para senador pela VIRGÍNIA, os democratas consolidaram também o controle do Senado, ocupando 51 das 100 cadeiras. Eles passam ainda a governar 28 dos 50 Estados, o que normalmente representa significativa vantagem em corridas presidenciais. Logo após o anúncio do resultado das urnas, a futura presidente da Câmara dos Representantes, a democrata NANCY PELOSI, passou a indicar que exigiria mudanças na condução da guerra no IRAQUE.

O Exército israelense disparou hoje doze balas de canhão contra um bairro residencial de BEIT HANUN, no norte da FAIXA DE GAZA, matando 18 civis, entre eles 7 mulheres e 8 crianças.Ficaram feridas 60 pessoas, 20 delas gravemente. Os disparos atingiram 7 casas, onde viviam pessoas de uma mesma família, a AL-ATHAMNA. O ataque foi o mais sangrento nos territórios palestinos em quatro anos. Segundo testemunhas, a família dormia na hora do primeiro disparo, às 5.15 horas. Milhares de moradores de BEIT HANUN marcharam em direção ao hospital  local para acompanhar os funerais.

No pior ataque suicida contra o Exército do PAQUISTÃO, uma explosão provocada por homem-bomba matou 42 soldados e feriu 20 de um batalhão da cidade de DARGAI. Suspeita-se de vingança do taleban contra o ataque aéreo que matou 80 pessoas numa escola, na semana passada. O atentado aumenta o temor de que a guerra no AFEGANISTÃO se expanda para o PAQUISTÃO, aliado dos EUA.  

ARNOLD SCHWARZENEGGER se reelegeu governador da CALIFÓRNIA. Com 17 pontos percentuais de diferença, o “EXTERMINADOR DO FUTURO” derrotou o democrata PHIL ANGELIDES.

2007    :      -    QUINTA-FEIRA
Passo pela NOSSA CAIXA logo cedo, na Avenida TIRADENTES. Sou barrado na porta giratória porque minha mala contém metais. O segurança diz para guardar a mala num local especial para isso. Acontece que a pessoa que deveria cuidar disso não está presente. Mal humorado, desisto de fazer a transferência dos meus vencimentos (recebo por esse banco por imposição governamental) para o BANESPA (onde tenho conta há quase trinta anos). Vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde encontro o CORONEL MENDES. Ele cuida dos currículos das personalidades que serão agraciadas com medalhas do MMDC em 14 de dezembro, no 22º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO, em BARUERI, por iniciativa do TENENTE-CORONEL GUEIROS e MAJOR OBREGON, ambos do Exército.
Converso com o MENDES a respeito da demissão da LILIAN. Quando cheguei, ela acabara de passar suas funções para a MARINEI. O contador ainda não fez o levantamento de quanto a Sociedade deve pagar para a LILIAN.
COLOMBO vem me buscar para almoçar na AORRPM, onde CARBAIA está à minha espera, juntamente com CRISTIANO. Isso interrompe a conversa que estou tendo com o MENDES. Este vai para o GRANDE ORIENTE. O presidente não virá ao MMDC nesta tarde.
Nesta tarde cai violenta pancada d´água, causando grande infiltração na Sociedade, fato que sempre acontece quando chove. Parece insolúvel essa situação. Causa até desânimo ver passar o tempo e nada ser feito. Os bombeiros mandaram engenheiros da prefeitura para verificar a possível reforma da Sociedade, mas isso é muito demorado. Estamos também sem telefone.
Essa quinta-feira não foi boa. Saio do MMDC por volta das 16:30 horas. O tempo ainda é muito incerto. Chuvisqueiros ainda nos presenteiam no resto do dia.    

A menina LAÍS GONÇALVES DA SILVA MELLO, de 11 anos, sobrevivente da tragédia com o LEARJET no último domingo, teve um dia de muita alegria e emoção no reencontro com os amigos do colégio. Hoje pela manhã, ela voltou à Escola Estadual BARÃO HOMEM DE MELLO, na CASA VERDE, onde estuda, pela primeira vez desde o desastre. “Já estava com saudades da escola. E mais ainda dos colegas. O pior já passou, não quero falar mais sobre o acidente”, disse LAÍS, que foi à aula vestida com uma camiseta do Corpo de Bombeiros, que ela ganhou de presente, ontem, dos soldados que a socorreram.
LAÍS foi recebida com uma pequena festa organizada pelos colegas, com direito a bolo de chocolate, brigadeiros e refrigerante. “A festa só seria completa mesmo se a CLÁUDIA estivesse aqui. Fazemos outra festa para ela depois”, comentou LAÍS. “Volta logo, CLÁUDIA”, responderam os colegas, em coro.

Uma peça da turbina esquerda do LEARJET PT-OVC foi substituída em uma revisão ocorrida 11 dias antes de o avião cair sobre quatro residências na CASA VERDE, no último domingo. O relatório de manutenção foi fornecido à polícia pela REALI TÁXI AÉREO, responsável pelo avião. O serviço foi feito entre os dias 15 e 24 de outubro pela ABC TÁXI AÉREO, sediada em UBERLÂNDIA (MINAS). Foi substituída uma tubulação de pressão de óleo do motor, além de dois filtros de combustível, rolamentos das rodas e conjuntos de freios do trem de pouso. O documento diz que o avião estava liberado para voar.

A Justiça de EMBU-GUAÇU, na GRANDE SÃO PAULO, condenou PAULO CÉSAR DA SILVA MARQUES, o PERNAMBUCO, a 110 anos e 18 dias de prisão em regime fechado nesta noite. A decisão de condenação do acusado foi tomada por unanimidade, às 18:45 horas, pelo júri popular instaurado na Câmara Municipal da cidade.
PERNAMBUCO foi condenado pelos assassinatos de FELIPE CAFFÉ e LIANA FRIEDENBACH, ocorridos há quatro anos em EMBU-GUAÇU. Os jurados consideraram o réu culpado, ainda, por ter estuprado três vezes LIANA, que morreu aos 16 anos. Além disso, PERNAMBUCO foi condenado por ter ajudado seus comparsas em dois outros estupros sofridos pela adolescente e pelo seqüestro e cárcere privado do casal.
Há quatro anos, um fim de semana romântico no meio do mato acabou com um tiro na nuca do rapaz e 15 facadas em sua namorada. O corpo de FELIPE CAFFÉ, assassinado aos 19 anos, foi encontrado em um córrego do EMBU-GUAÇU. O de LIANA FRIEDENBACH, morta aos 16 anos, em uma mata próxima. A adolescente havia contado à família que ia a um encontro de jovens. Como não voltou para casa no domingo seguinte, os pais acionaram a polícia. O casal foi acampar em um sítio abandonado. Mas, ao chegar no local, foi atacado pelos bandidos. Depois de seqüestrados, ambos foram levados a outra chácara da região. FELIPE reagiu ao ver a namorada ser estuprada. E acabou executado. O terror de LIANA durou mais quatro dias, em que foi violentada sucessivamente pelos bandidos. Passada mais de uma semana do início das buscas pelo casal na mata do EMBU-GUAÇU (que mobilizaram cerca de 200 policiais), ROBERTO APARECIDO ALVES CARDOSO, o CHAMPINHA, foi preso e levou a polícia aos corpos. O adolescente delatou os demais. CHAMPINHA está na FEBEM até hoje. Dos demais, já haviam sido condenados ANTÔNIO CAETANO DA SILVA (a 124 anos de prisão), AGNALDO PIRES (a 47 anos e 3 meses) e ANTÔNIO MATIAS DE BARROS (a 6 anos de reclusão e 1 ano e nove meses de detenção).  

A PETROBRÁS anunciou hoje a descoberta da maior jazida de petróleo do BRASIL, com volume estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, na Bacia de SANTOS. O bloco, temporariamente chamado de TUPI, tem potencial para aumentar em mais de 50% as reservas brasileiras, calculadas em 14,4 bilhões de barris. Mas a previsão é de que só comece a produzir em seis ou sete anos. O megacampo tem óleo leve, de qualidade e valor maiores do que o que vem sendo extraído de outros poços. A área é operada pela PETROBRÁS (65%) em conjunto com a britânica BG (25%) e a portuguesa PETROGAL-GALP ENERGIA (10%). “O BRASIL pode passar da categoria de nação intermediária ou pouco significativa na produção de petróleo para outro patamar”, disse a ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF. “Reservas como esta podem transformar o BRASIL num país exportador de petróleo”. A PETROBRÁS informou também que há indícios da existência de mais jazidas do mesmo porte na área. Segundo o presidente da empresa, JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI, confirmados esses blocos o BRASIL passará a integrar o grupo dos nove países que mais possuem petróleo. Hoje, o País está na 24ª posição. A PETROBRÁS informou já deter tecnologia para extração de petróleo em grande profundidade, como a de TUPI, mas lembrou que o custo é muito alto. 

O apresentador FAUSTO SILVA anunciou que será papai novamente. Sua mulher, a modelo e repórter LUCIANA CARDOSO, está grávida de três meses. FAUSTÃO já é pai de JOÃO GUILHERME, de 3 anos, e LARA, de 8 anos, filha de MAGDA COLLARES.

O ator MICKEY ROURKE foi preso em MIAMI BEACH, na FLÓRIDA, ao dirigir sua moto alcoolizado. Ele foi fichado no Centro de Detenção de MIAMI e só foi liberado após pagar um mil dólares de fiança.

Estudantes da Universidade Central da VENEZUELA, da Universidade Metropolitana e da Universidade MONTEÁVILA realizaram hoje diversos protestos em CARACAS para condenar os atos de violência cometidos na quarta-feira, dia 7, contra alunos da UCV, que exigiam o adiamento do referendo sobre a reforma constitucional proposta pelo governo do presidente HUGO CHÁVEZ. De acordo com o jornal EL UNIVERSAL, 14 estudantes da UNIMET ficaram feridos em confronto com a polícia de CARACAS. A maioria sofreu ferimentos leves após a polícia tentar dispersar a multidão utilizando gás lacrimogêneo.

O atirador PEKKA-ERIC AUVINEN, de 18 anos, que assassinou oito pessoas, ontem, na escola secundária JOKELA, em TUUSULA, na FINLÂNDIA, tinha 500 balas, fez 69 disparos e tentou incendiar o prédio, segundo as autoridades. O estudante, que se matou com um tiro na cabeça, também deixou uma carta de despedida para seus pais. “Os disparos foram feitos de forma aleatória. Encontramos 69 cartuchos na escola, mas ele tinha 500 balas”, disse o investigador JAN OLOF NYHOLM. A polícia autorizou hoje a divulgação de fotos das marcas de tiros achadas na escola.
“Também foram encontrados líquidos inflamáveis em várias partes. No segundo andar o atirador jogou essas substâncias nas paredes, mas não teve tempo de iniciar o incêndio”, declarou o detetive NYHOLM.

A Comissão Independente de Queixas sobre a Polícia, que investigou a morte de JEAN CHARLES DE MENEZES, colocou mais lenha na fogueira sob o comissário da SCOTLAND YARD, IAN BLAIR, ao criticar o que classificou como falhas graves e evitáveis na operação de 22 de julho de 2005, em que o eletricista mineiro foi morto. BLAIR também foi criticado por sua tentativa de evitar que a IPCC assumisse o caso.
Embora a maior autoridade policial da GRÃ-BRETANHA tenha se recusado a renunciar após a divulgação do relatório, foi anunciado hoje que a Metropolitan Policy Auhtority (equivalente a uma corregedoria-geral) terá reunião extraordinária no dia 22 para analisar a situação do comissário. A rigor, o destino de BLAIR só será decidido pelo Ministério do Interior, comandado por JACQUI SMITH, que apóia o comissário.  

2 008     :      -     SÁBADO
Aproveito o sábado para elaborar a minuta da palestra que irei dar no Colégio GARCIA D´ÁVILA no dia 11 de novembro. Não é fácil discorrer sobre a Bandeira Nacional para crianças de 10 a 12 anos. Além disso, consigo atualizar minhas memórias.

Pelo menos dez furos de bala espalhados pelo teto da cozinha, parede de um quarto e até dentro do guarda-roupa foram as marcas deixadas pelo tiroteio na casa da costureira ALZIRA SANTOS DA SILVA, de 61 anos, no JAÇANÃ, na zona norte da capital. Na tarde de ontem, ela, a neta de 8 anos e duas funcionárias foram feitas reféns por dois bandidos, que fugiam da polícia. Eles tinham assaltado um banco, no centro de GUARULHOS, e trocado tiros com policiais ao longo dos cerca de dez quilômetros que separam a casa da costureira da agência roubada. A ação, considerada a mais violenta do ano no Estado, culminou em três mortes e doze feridos.
ALZIRA estava na cozinha com uma funcionária e foi surpreendida pelos assaltantes ELIELTON APARECIDO DA SILVA, de 32 anos, e CARLOS ANTÔNIO DA SILVA, o BALENGO, de 30 anos, um dos líderes do primeiro escalão do PCC. A costureira correu para a oficina com a neta e as funcionárias e tentou trancar a porta, mas os bandidos a empurraram e invadiram o imóvel. Gravemente ferido com um tiro na barriga, BALENGO sentou-se na escada que separa a oficina do andar superior do sobrado. Depois o assaltante ensangüentado foi para a cozinha e deitou num sofá. Numa tentativa de entrar na casa, o PM AILTON TADEU LAMAS foi baleado e morreu no local. Por cerca de três horas, a polícia negociou a libertação dos reféns. Quando ELIELTON se entregou, BALENGO já estava morto. Além dele, a polícia prendeu como integrante da quadrilha CLÁUDIO ROBERTO ZANETTI, de 26 anos. Ele foi reconhecido ao tentar se misturar na multidão que se formou na frente da casa de ALZIRA. Os dois foram indiciados por roubo qualificado, tentativa de homicídio qualificado, cárcere privado e seqüestro, formação de quadrilha e resistência. Os demais integrantes do bando – que teria pelo menos dez homens – conseguiram fugir com cerca de cem mil reais roubados.

“A mãe nos entrega seu filho e recebe de volta uma bandeira dobrada”. A frase de um tenente presente, hoje, no enterro do soldado AÍLTON TADEU LAMAS – morto ontem quando tentava livrar reféns de assalto ao BANCO REAL de GUARULHOS – espelha bem o clima de tristeza e indignação no velório da ACADEMIA DE OFICIAIS DO BARRO BRANCO e no Cemitério do ARAÇÁ, onde o corpo, levado por um caminhão de bombeiros e escoltado por batedores da PM, foi enterrado.
Familiares e amigos se despediram de AÍLTON, lembrando sua dedicação ao serviço e sua vocação para atender mães em vias de dar à luz: em razão dos 14 partos que fez, ficou conhecido como “PM PARTEIRO”. E, mesmo morto, continuará salvando vidas, já que sua família autorizou a retirada de seus órgãos para doação.
“Ele era mais que um amigo era meu irmão. E isso há 22 anos”, dizia o soldado ELISEU RAMOS, companheiro de AÍLTON na PM. Ninguém, porém, estava mais inconsolável que ZILDA LAMAS, a mãe do soldado herói. “Cadê o AILTON, DU?”, perguntava ela ao irmão caçula da vítima. “Ele está ao lado de DEUS, esperando a gente, nossa vez, mãe”, respondia o rapaz. Compareceram ao enterro – em que AILTON foi saudado com uma salva de tiros – o Comandante Geral da PM, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ e o secretário de Segurança do Estado, RONALDO AUGUSTO MARZAGÃO.
O clima, no Hospital Estadual do MANDAQUI, era tenso no dia de hoje entre os policiais que faziam a escolta do SARGENTO PM JOSÉ DOUGLAS FERREIRA DA SILVA, de 33 anos. O policial continua internado na UTI. Ele respira sem a ajuda de aparelhos. O sargento foi ferido por um tiro de raspão na cabeça na troca de tiros com bandidos ontem.
Os outros três PMs feridos passam bem. O CAPITÃO PM PAULO SÉRGIO VIEIRA DAS NEVES e o PM ÂNDERSON MARIGUETI estão no Hospital da Polícia Militar, na zona norte. O PM CLAYTON DE OLIVEIRA RIBEIRO recupera-se na UTI do Hospital das Clínicas.

ÉDIPO DOS SANTOS MARCIANO, de 21 anos, o CARPA, viu o amigo, o metalúrgico LEANDRO RODRIGUES MARQUES, de 22 anos, morrer em seus braços. No velório, hoje, em GUARULHOS, estava desolado. Ele contou que LEANDRO achou que o tiro tinha atingido sua cabeça. “Tomei um tiro, tomei um tiro. Me ajuda”, foram suas últimas palavras. A primeira reação de MARCIANO foi tirar o capacete do amigo. “Achei que não tinha nada, mas depois vi que tinha próximo ao ombro”, relata. Segundo os amigos, o tiro de fuzil entrou pelo ombro e saiu por debaixo da axila, atravessando o corpo e perfurando os pulmões. Aos amigos, confessou que estava perto da morte.
Cerca de cem pessoas compareceram ao velório. Amigos, familiares e vizinhos questionavam a tragédia. O padrasto de MARQUES, ANTÔNIO CARVALHO DOS SANTOS, casado há 13 anos com sua mãe, disse que LEANDRO era trabalhador e que, ultimamente, andava desconfiado de andar de moto. “Tinha sofrido alguns acidentes leves e decidiu que ia comprar um carro. Estava cismado”. MARQUES foi enterrado, às 17 horas, no Cemitério Municipal de GUARULHOS, VILA RIO DE JANEIRO.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA defendeu hoje que os países ajam de forma conjunta para reforçar a regulação sobre os mercados, mas frisou que os emergentes e as nações em desenvolvimento devem participar da solução. “É amplamente reconhecido que o G-7 sozinho não tem mais condição de conduzir os assuntos econômicos do mundo”, disse, no discurso de abertura da reunião do G-20, em SÃO PAULO.

O SÃO PAULO vence hoje a PORTUGUESA por 3 a 2, no CANINDÉ, numa vitória de um time com “cara de campeão”. O TRICOLOR venceu com eficiência e uma boa dose de sorte, já que ÉDNO, atacante da LUSA, acertou o travessão tricolor nos descontos. O triunfo leva o SÃO PAULO aos 65 pontos, quatro a mais que o PALMEIRAS, que enfrentará amanhã o GRÊMIO, no PALESTRA ITÁLIA, com a obrigação de vencer se quiser se manter na briga pelo título. Já a LUSA volta para a zona de rebaixamento, com 36 pontos. Num outro jogo o FIGUEIRENSE é derrotado em casa, no Estádio ORLANDO SCARPELLI, pelo ATLÉTICO PARANAENSE por 2 a 0.

O fantasma do rebaixamento volta a assombrar o SANTOS a quatro rodadas do término do BRASILEIRÃO. O time perde hoje sua segunda partida seguida, diante do VASCO, em SÃO JANUÁRIO, por 1 a 0, e ficou apenas quatro pontos acima da zona da degola. Essa diferença pode cair ainda mais amanhã com o complemento dos jogos. O único gol foi marcado pelo veterano atacante EDMUNDO, na cobrança de um pênalti.

Ao bater o CRICIÚMA por 2 a 0, na casa do adversário, o CORINTHIANS se beneficia com o empate por 1 a 1 entre AVAÍ e CRB. Com o resultado, o ALVINEGRO chega a 76 pontos e não poderá ser alcançado pelo vice-líder AVAÍ, que está com 63. O time de MANO MENEZES que já havia conquistado o acesso após vencer o CEARÁ, confirma o título de campeão da SÉRIE B sem dificuldades. A torcida corintiana solta o grito de campeão quatro rodadas antes do final da competição.
Equipes de salvamento formadas, em grande parte, por militares brasileiros ainda tentam resgatar as vítimas de uma escola que desabou ontem em NERETTES, perto de PORTO PRÍNCIPE, capital do HAITI. O número de mortos aumentou hoje para 82 pessoas, a maioria crianças, e outras 120 estão feridas. Mais vítimas fatais poderão ser encontradas. Autoridades locais afirmam que havia 700 crianças matriculadas naquele colégio, e se acredita que 200 pessoas ainda estejam soterradas sob os escombros. O presidente do HAITI, RENÉ PRÉVAL, foi ao local hoje prestar apoio aos parentes das vítimas e disse que a escola não foi construída para receber tantas pessoas. Equipes de militares brasileiros, da ONU e de ONGs estão no local e os ESTADOS UNIDOS estão enviando equipes de resgate para o HAITI. Além disso, centenas de pessoas ajudam cavando com as mãos e ferramentas improvisadas. A escola LA PROMESSE era administrada por um pastor evangélico. “Parece um terremoto”, disse o chefe das forças de paz da ONU no HAITI, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ.

Mesma como oitava do ranking mundial, VENUS WILLIAMS mostrou estar forte demais para a atual número 1 do mundo, a sérvia JELENA JANKOVIC. Numa batalha de duas horas e dez minutos, no KHALIFA INTERNATIONAL TENNIS COMPLEX, em DOHA, a tenista norte-americana revelou toda a sua eficiência de seu jogo para vencer e garantir seu lugar no final do MASTERS CUP feminino. Amanhã decide o título diante de VERA ZVONAREVA, uma estreante em grandes finais. A russa garantiu seu lugar na decisão ao vencer a compatriota ELENA DEMENTIEVA.

Mais de 20 pessoas morreram em um acidente registrado a bordo de um submarino nuclear da Frota Russa do PACÍFICO durante testes marítimos, de acordo com o porta-voz da Marinha russa, capitão do navio IGOR DIGALO. Ele disse que, na hora do acidente, havia 208 pessoas a bordo, das quais 81 são militares. 

BARACK OBAMA elegeu-se presidente dos EUA com uma plataforma ambiciosa: grandes mudanças na política energética, sistema de saúde e redução de impostos para a classe média. Mas com a economia vivendo sua maior crise desde a GRANDE DEPRESSÃO, iniciada em 1929, a mudança vai ter de esperar.
OBAMA deve passar seus primeiros 365 dias de governo tirando a economia do país da UTI. Ele mesmo já admitiu, em entrevista poucos dias antes da eleição, que sua prioridade será estabilizar o sistema financeiro. “Nenhuma das metas de saúde, corte de impostos e energia poderá ser alcançada se continuarmos com um derretimento do sistema bancário e financeiro. Precisamos garantir que o encanamento da economia esteja funcionando”.

2 009   :       -         DOMINGO
Leio os jornais do domingo e passo para minhas memórias o trecho sobre a morte de ANSELMO DUARTE. Faz hoje 40 anos que morreu FRANCISCO MESQUITA, o empresário, político e fazendeiro que, ao lado do irmão, JÚLIO DE MESQUITA FILHO, administrou o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 1927 a 1969. Enquanto JÚLIO dirigia a Redação e determinava a linha editorial, FRANCISCO MESQUITA cuidava da gerência e da modernização da empresa. O ESTADO, ao qual se somariam a RÁDIO ELDORADO e o JORNAL DA TARDE, ainda sob sua administração, cresceu e lutou com independência pela liberdade de expressão, apesar das dificuldades, perseguição e censura que seus diretores sofreram durante longos períodos de ditadura, primeiro no governo de GETÚLIO VARGAS, depois no regime militar de 1964. A resistência de FRANCISCO MESQUITA em defesa da democracia começou quando ainda era estudante na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.  

No DIARIO DE SÃO PAULO leio: UMA NOVA SENSIBILIDADE. Drama vivido por 33 mil tetraplégicos na capital é revelado por atriz na novela “VIVER A VIDA”. A cidade de SÃO PAULO tem 33 mil pessoas que vivem como a modelo LUCIANA, a personagem de ALINNE MORAES na novela “VIVER A VIDA” que ficou tetraplégica após sofrer um acidente de traânsito. No BRASIL, o número chega a 362 mil. Na vida real, colisões em motos, carros e ônibus também foram as principais responsáveis por lesões traumáticas na medula nos últimos três anos. 

De casa, apenas torcendo, o SÃO PAULO acompanhou uma rodada perfeita para consolidar sua caminhada rumo ao sétimo título nacional, o quarto consecutivo. Apesar do empate por 1 a 1 diante do GRÊMIO, na quarta-feira, as derrotas do PALMEIRAS e ATLETICO MINEIRO garantiram ao time do MORUMBI a estréia na liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO. Ao fim da 34ª rodada – e com apenas quatro jogos para o fim do torneio – os são-paulinos somam 59 pontos, um a menos que o antigo líder, o rival PALMEIRAS.
Havia duas rodadas que o SÃO PAULO dormia líder, após fazer a lição de casa (vitórias por 1 a 0 diante do INTER e BARUERI), mas via o PALMEIRAS frustrar suas pretensões (graças à goleada por 4 a 0 contra o GOIÁS e o empate, por 2 a 2, com o CORINTHIANS). Hoje, o árbitro CARLOS EUGÊNIO SIMON e o atacante FRED fizeram o sonho são-paulino virar realidade: o primeiro, por anular gol legítimo de OBINA, e o outro por garantir a vitória por 1 a 0 do FLUMINENSE. A equipe de CUCA, agora na 17ª posição, tem chances reais de escapar da Segundona.
Mas o time de RICARDO GOMES também estava de olho no MINEIRÃO. Afinal, uma vitória colocaria o ATLÉTICO MINEIRO na liderança. Não foi o que aconteceu: os 3 a 1 para o FLAMENGO consolidaram a arrancada dos cariocas, agora em terceiro, e confirmou a oscilação do GALO, acompanhado de perto pelo arquirrival CRUZEIRO pela última vaga do G-4.
Em um jogo sem muitos atrativos, brilhou novamente quem tem técnica e talento: RONALDO marcou um golaço no primeiro tempo e deu passe para o outro gol do jogo, de autoria de DENTINHO, na segunda etapa. Com isso, o CORINTHIANS venceu o SANTO ANDRÉ por 2 a 0 e passou a somar 49 pontos. Já o time do ABC perdeu uma posição na zona do rebaixamento, com 35, e ficou em situação ainda mais complicada, sendo ultrapassado pelo FLUMINENSE. 

ROGER FEDERER não conseguiu fazer festa em sua cidade natal: culpa de NOVAK DJOKOVIC, que venceu, hoje, a final do TORNEIO DA BASILEIA. O suíço buscava o tetra-campeonato (havia vencido em 2006, 2007 e 2008). “Fiz, de longe, a minha melhor partida na competição”, disse o sérvio de 22 anos, número 3 do mundo, que ganhou o primeiro set ao salvar cinco set points em 24 minutos. “Acho que foi o momento chave da partida.”

  
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, NILCÉA FREIRE, disse hoje que o governo vai cobrar na UNIBAN explicações sobre a expulsão de GEISY ARRUDA. NILCÉA declarou à Agência BRASIL que a atitude demonstra “absoluta intolerância e discriminação”. “A estudante passou de vítima a ré. Se a universidade acha que deve estabelecer padrões de vestimenta adequados, deve avisar a seus alunos quais são esses padrões”, disse. A SPM já havia solicitado à UNIBAN explicações sobre o caso, e amanhã deve publicar nota contra a expulsão.

Após 102 anos instalado no bairro da PONTE PEQUENA, na zona norte da capital, o CLUBE DE REGATAS TIETÊ deve deixar o local. A Prefeitura não renovou o contrato de comodato que permite o uso dos 64 mil metros quadrados pela agremiação, que promete lutar contra a decisão do secretário de Esportes, WÁLTER FELDMAN, de retomar a área.
A situação do clube é semelhante à de vários outros tradicionais da cidade que funcionam em áreas da Prefeitura. “O Ministério Público vai intervir. Não vamos fechar. Só vamos sair daqui com uma decisão judicial. Caso contrário, resistiremos na Justiça”, disse o diretor jurídico do clube, CAIO DIAS.
O TIETÊ, que teve entre seus sócios, a tenista MARIA ESTHER BUENO e o piloto AYRTON SENNA, acumula uma dívida de cerca de trinta milhões de reais, tem 3.500 sócios e 60 funcionários. “Sabemos que temos dívidas e estamos em área pública. Mas cedemos espaços para projetos sociais. Várias crianças fazem esporte aqui de graça”, disse DIAS.  

O furacão IDA ganhou força hoje ao se aproximar do litoral do balneário mexicano de CANCÚN, passando a ser classificado como furacão de categoria 2, e seguiu rumo ao GOLFO DO MÉXICO. As chuvas fortes e inundações provocadas pela tempestade um dia antes, em sua passagem por EL SALVADOR, mataram pelo menos 91 pessoas; outras 60 estão desaparecidas. O número de vítimas deverá aumentar porque as equipes de resgate ainda não haviam chegado às áreas isoladas pelas inundações e pelos deslizamentos de terra. Pelo menos 7 mil salvadorenhos ficaram desabrigados e diversas regiões do país ficaram sem água e energia.

Um suicida detonou hoje uma bomba em um mercado em ADAZAI, perto da cidade paquistanesa de PESHAWAR, matando 12 pessoas, entre elas uma criança e o prefeito da cidade. A polícia informou que 25 feridos foram levados a hospitais, 7 deles em estado grave. Um comando do TALEBAN assumiu a autoria do ataque.

NIDAL HASAN, o major do Exército responsável pelo ataque à base americana de FORT HOOD, no TEXAS, que na última quinta-feira deixou 13 militares mortos e mais de 30 feridos, começou hoje a respirar sem a ajuda de aparelhos, apresentando melhora em seu quadro clínico, no centro médico em que se encontra em SAN ANTONIO. O atirador continua inconsciente. Enquanto isso, os investigadores, que ainda não sabem quando poderão interrogá-lo, não encontraram nenhuma prova que ligue o ataque a um atentado terrorista ou a um complô, fortalecendo a hipótese de que HASAN agiu sozinho. 

8 DE NOVEMBRO DE 2010      :         -      SEGUNDA-FEIRA
Minha preocupação nesta segunda-feira é encaminhar o encarte do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de “APLAUSOS, SILÊNCIO E LÁGRIMAS” para a cidade de PORTO FERREIRA. JOÃO FERNANDO MONTEIRO, solicitante desse caderno, aguarda-o para servir suas filhas gêmeas de 13 anos, na sétima série do COLÉGIO JOHN KENNEDY, em uma gincana. Vou mais cedo para a cidade de SÃO PAULO e, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, entrego para a MARINEI esse material a fim de ser colocado em sedex nos Correios. Sou convidado pelo CARBAIA para ir almoçar na AORRPM e discutirmos os assuntos políticos atuais. Além disso também está na pauta ainda a nossa intenção de continuar a luta pela permanência do CORONEL PM CAMILO à testa do maior posto da Polícia Militar. Estão conosco: RONALDO, RAFAEL e CRISTIANO. Depois, outros oficiais vêm fazer companhia para nós. Acontece que não posso permanecer muito tempo nesse lugar. Tenho reunião na Associação Comercial do Conselho Cívico e Cultural. Sou o primeiro a chegar no 11º andar da Associação Comercial. Nosso presidente do MMDC, GINO STRUFFALDI, com todos os problemas de saúde que enfrentou, aos 96 anos, comparece nessa reunião. Estão conosco: FRANCISCO GIANNOCCARO (coordenador), FRANCES DE AZEVEDO (secretária), VIVIANO FERRANTINI, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MAJOR PM PÍCOLI, RESENDE, HELIODORO, VILMA GAGLIARTI, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, LUIGI. O GINO é muito cumprimentado pelo seu retorno ao convívio dos amigos e amigas do Conselho. É distribuído um documento do Instituto FERNAND BRAUDEL de Economia Mundial “BRAUDEL PAPERS”, com o título “ A POLÍTICA EXTERIOR APÓS LULA – O BRASIL E O MUNDO” – de autoria de RUBENS RICÚPERO. Discutimos os eventos do DIA DA BANDEIRA, com dezenas de solenidades promovidas pelas distritais em diversas escolas, ao longo da segunda quinzena de novembro. Falamos sobre a minha iniciativa de continuidade do comando do CORONEL PM CAMILO, sobre a ajuda ao centenário veterano JOÃO MOURÃO PIERROTTI, sobre o nosso almoço de confraternização marcado para 2 de dezembro e, como não podia deixar de ser, sobre a política pós vitória de DILMA ROUSSEFF. O LUIGI é cumprimentado pelos dez anos do “MARCO DA PAZ”.
Terminada a reunião, acompanho o GINO STRUFFALDI e a FRANCES DE AZEVEDO até o Metrô SÃO BENTO.   

ATA DA 27ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 08 DE NOVEMBRO DE 2010, ÀS 15 HORAS, NO 9º ANDAR (SALA PLENÁRIA), RUA BOA VISTA, 51.
Coordenador: Conselheiro Francisco Giannoccaro.
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista anexa. Justificadas as ausências de: Edimara de Lima, Eloy Gonçalves de Oliveira, Giambattista Serra di Nervi, Jácomo Spampinato Neto, Marcelo Cypriano Motta, Milton Fernandes, Miriam Ito Tanaka, Osmar Garcia Stolagli, Pedro Paulo Penna Trindade e Tizuko Mikan. O coordenador Francisco Giannoccaro agradece a presença de todos, especialmente o retorno de Gino Struffaldi. Colocada a ata em discussão a mesma é aprovada.
Recebido e-mail do Coronel Mario Fonseca Ventura contendo narração de fatos históricos como 111º aniversário do Clube Esperia e petição para o governador eleito Geraldo Alckmin onde solicita a permanência do Comandante Geral da Polícia da Militar, Coronel Camilo. (Que há apoio de 700 oficiais e mais de 3 mil assinaturas). Francisco Giannoccaro lembra que o arquivo histórico do Esperia foi iniciado por ele anos atrás quando recebeu documentos de um sócio.
Gino Struffaldi: relata que em palestra na Loja Maçônica, o governador eleito Geraldo Alckmin elogiou Coronel Camilo.
Paulo Tenório: Que o ideal para o povo paulista é a permanência do atual comandante da PM, do chefe do Estado Maior e do Secretário de Segurança Pública. Interessante seria que um grupo de oficiais da reserva fosse procurar o futuro governador para expor a continuidade do trabalho atual.
Francisco Giannoccaro: Que o cronograma da entrega da bandeira nacional nas escolas já foi enviado aos membros do Conselho; que a substituição da bandeira nacional no Monumento do Ipiranga será no próximo dia 27, às 8 horas. Parabeniza nosso colega Gaetano Brancati Luigi pelos 10 anos do Marco da Paz (Luigi agradece dizendo que a inauguração dos próximos “Marco da Paz” será no em Assis, Canadá; que a cultura da paz pelo mundo e a educação são os baluartes da humanidade); Que os ofícios para o governador e vice governador eleitos serão expedidos; que a homenagem para o Reitor da USP João Grandino Rodas por sugestão da Valéria poderá ocorrer na própria Faculdade, formando-se uma comissão especifica, após consultar o presidente Alencar Burti; que nosso almoço de confraternização será no dia 2 de Dezembro, às 12 horas, com a presença de um convidado para cada membro, devendo ser avisado com antecedência.
Palavra Aberta: Mario Fonseca Ventura participa que o almoço de confraternização da Sociedade Veteranos de 32 será no dia 9 de Dezembro, 12 horas, no Clube dos Oficiais da Reserva, Rua Tabatinguera, 78. Valor de R$50,00 a título de cooperação para a Sociedade.
Antonio Augusto Bizarro: lembra que no dia 22 (dia de nossa próxima reunião) é o Dia Internacional de Ação de Graças (Dr. Giannoccaro diz que comemoraremos e quem quiser pode preparar algo alusivo para o dia).
Francisco Giannoccaro cumprimenta Maria Cecília Naclério Homem por seu artigo no jornal “O Estado de S.Paulo”: Dos Silva Prado aos Zé Manés. Quanto ao futuro de nosso país nota que teremos mudanças na Economia. O Brasil não está em situação confortável na Indústria, há derrame de dólares pelo mundo. Que está sendo criada uma bolha inflacionária e imobiliária, formação de cartéis nos frigoríficos; a situação não está boa.
Viviano Ferrantini: lê a carta-circular que foi enviada para todos os membros do Conselho onde expõe seu ponto de vista sobre as últimas eleições.
Antonio Augusto Bizarro: Que na reunião da FIESP houve reação violenta quanto à volta da CPMF.
Heliodoro de Sá: Lê para os presentes estudo numérico sobre as últimas eleições (Outubro e Novembro/2010). Relato interessante, onde temos, por exemplo, o seguinte: Que o Brasil possui 5.567 municípios e o mesmo número de prefeitos. 21.923 vereadores nestes mesmos municípios; 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais; 81 senadores; 38 ministérios; 180 mil leis regem nosso país; 58% dos habitantes são mulheres; 135,8 milhões de eleitores, sendo 70.373.971 milhões de mulheres. 3.025 mil zonas eleitorais; 418.748 mil seções eleitorais; em São Paulo cada voto custou R$9,92;7.140.764 milhões de votos nulos e brancos; Brasil será a 7ª. Economia mundial em 2011; está em 22º lugar entre os 122 países mais pobres, etc.
Maria Cecília Naclério Homem: Não temos mesmo oposição. Quem era de direita passou para esquerda. Temos que fortalecer a oposição.
Antonio Augusto Bizarro: O melhor governo foi Costa e Silva que disse: precisamos de oposição; todo governo precisa de oposição.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, assina juntamente com a Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                      Frances de Azevedo
         Coordenador                                                         Secretária

Andrea Jubé Vianna, da Agência Estado - BRASÍLIA - Na reunião que precedeu nesta segunda-feira, 8, a instalação da equipe de transição do próximo governo, em sua residência no Lago Sul, em Brasília, a presidente eleita, Dilma Rousseff, expôs a preocupação com o conjunto de projetos em tramitação  no Congresso que, somados, podem causar impacto de R$ 125,9 bilhões no Orçamento. Entre eles, a proposta de elevar o salário mínimo acima da regra em vigor, que fixa o reajuste em R$ 538,15. "Querem fazer bondades com o chapéu alheio", reclamou um membro da equipe de transição, que revelou à Agência Estado detalhes da reunião com Dilma Rousseff ocorrida no fim da manhã. Uma das principais preocupações dos coordenadores da transição é com as propostas de elevar o salário mínimo para R$ 560, como defende o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ou até para R$ 580, como pleiteiam as centrais sindicais. Os outros projetos que tiram o sono da presidente eleita e dos coordenadores da equipe de transição são: o aumento de 56% para os servidores do Judiciário, orçado em R$ 6,35 bilhões, a fixação de um piso nacional para policiais militares e bombeiros, estimado em R$ 20 bilhões, a recomposição do valor das aposentadorias pagas pelo INSS, avaliada em R$ 88,3 bilhões - projeto do senador reeleito Paulo Paim (PT-RS), e a regulação da jornada de trabalho de até seis horas
diárias ou 30 horas semanais para enfermeiros. Participaram da reunião com a presidente eleita os quatro coordenadores da equipe de transição: o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB); o presidente do PT, José Eduardo Dutra; os deputados José Eduardo Cardozo e Antonio Palocci. Da parte do atual governo, estavam presentes o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Da casa de Dilma Rousseff, eles seguiram para a solenidade de instalação da equipe de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). No final da cerimônia, Michel Temer relatou aos jornalistas que a equipe vai se reunir com o relator-geral do Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), para discutir essas questões. A data da reunião ainda não foi divulgada.

Acompanhado pelo prefeito de SÃO PAULO, GILBERTO KASSAB, pelo coordenador do Comitê Paulista, FRANCISCO LUNA, e pelo presidente da CBF, RICARDO TEIXEIRA, o governador ALBERTO GOLDMAN oficializou o estádio do CORINTHIANS para a abertura da COPA DE 2014. Ele só não conseguiu explicar de onde virá a diferença de dinheiro para concretizar a obra, mas não mostrou preocupação com o assunto.

A juíza da 7ª Vara Federal do CEARÁ, KARLA DE ALMEIDA MIRANDA MAIA, acatou pedido de liminar do Ministério Público Federal do CEARÁ e suspendeu hoje o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), aplicado no final de semana em 3,3 milhões de estudantes, até o julgamento do mérito da representação do MPF – CE que pede a anulação das provas dos dois dias por causa de erros no cabeçalho do cartão-resposta e em parte do caderno de perguntas da prova amarela do sábado.

Onze telas e cinco gravuras atribuídas ao pintor cearense ALDEMIR MARTINS foram apreendidas pela Policia Civil desde sexta-feira, dia 5 de novembro. Um colecionador desconfiou da falsificação de obras adquiridas em leilão e conseguiu, com auxílio do Estúdio ALDEMIR MARTINS, confirmar que as obras não eram do artista.

O personal trainer ALESSANDRE FERNANDO ALEIXO, acusado de matar com taco de beisebol o designer HENRIQUE DE PEREIRA CARVALHO, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em dezembro de 2009, foi transferido hoje para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de TAUBATÉ, no VALE DO PARAÍBA. ALEIXO, que tem esquizofrenia paranoide, estava no Centro de Detenção Provisória 3 (CDP) de PINHEIROS, na zona oeste da capital paulista. A transferência foi determinada pela Justiça no dia 4 porque, segundo a 1ª Vara do Júri de São Paulo, o personal trainer apresenta alta periculosidade a terceiros e por ter interrompido, voluntariamente, o uso de medicação.   

O ALMIRANTE EMÍLIO MASSERA, da reserva, argentino, considerado o cérebro do plano repressor montado pelas Forças Armadas, morreu aos 85 anos de hemorragia cerebral. MASSERA agiu durante a ditadura na ARGENTINA (1976-1983) e estava em prisão domiciliar. Tinha sido condenado pelas mortes e torturas cometidas durante a chamada GUERRA SUJA. ALEMANHA, ESPANHA, FRANÇA e ITÁLIA tinham pedido a extradição de MASSERA pelo assassinato de seus cidadãos no regime militar, mas suspenderam as ordens de prisão depois que um tribunal argentino o declarou, em 2005, mentalmente incapaz de enfrentar um julgamento, após ele sofrer um derrame em 2002. As atrocidades cometidas sob o comando de MASSERA foram evidenciadas por meio do testemunho de centenas de sobreviventes durante o histórico julgamento de 1985, quando ele foi condenado à prisão perpétua.

O GENERAL MIGUEL DALMAO foi preso hoje no URUGUAI pela morte de uma militante de esquerda ocorrida durante a ditadura uruguaia. Este foi o primeiro caso de um militar da ativa ser indiciado por um delito registrado nessa época. O militar responde com o coronel aposentado JOSÉ CHIALANZA pelo assassinato da comunista NIBIA SABALSAGARAY, em 1974. Ambos são acusados de homicídio qualificado. DALMAO exerce o cargo de chefe de divisão no Exercito. Com CHIALANZA, ele atuava no local em que NIBIA foi encontrada morta.   

Faleceu HAMILTON SAPORSKI DAL´LIN, professor e atleta, aos 96 anos, em CURITIBA. Nasceu em 1913. Considerado um dos primeiros professores de educação física do PARANÁ. Além de se dedicar ao ensino em diversos colégios paranaenses, SAPORSKI se destacou no atletismo e no vôlei. Também foi um dos fundadores da escola de Educação Física e Desportos do PARANÁ.

Sir PAUL McCARTNEY mostrou no palco do superlotado estádio BEIRA-RIO em PORTO ALEGRE (RS), ontem à noite, o que serão os shows de 21 e 22 de novembro no MORUMBI. Cantou, tocou guitarra, violão, ukulele, piano e baixo, rebolou, brincou com a platéia e se divertiu tanto que só saiu de cena pouco antes da meia-noite. O velho BEATLE estava em casa. Foram mais de 35 músicas, que levaram os 55 mil gaúchos ao delírio. Uma revisita aos 50 anos de carreira de PAUL, do tempo do primeiro encontro com JOHN LENNON – para quem dedica “HERE TODAY” – ao período solo e pós – WINGS. O surpreendente PAUL parece não sentir os 68 anos de idade: não descansa um minuto no show de quase 3 horas, e nem sequer toma água. Cheio de saúde ganha definitivamente o público quando interpreta “THE LONG AND WINDING ROAD”,clássico dos THE BEATLES, sua primeira canção ao piano. Mas ainda havia outros momentos inesquecíveis chegando. 

O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, declarou hoje seu apoio à ambição indiana de ascender ao Conselho de Segurança das Nações Unidas como membro permanente. O gesto político, sem implicações imediatas nas negociações sobre a reforma dessa instância de poder, teve um alvo direto, a CHINA. E outro colateral, o BRASIL.


8 DE NOVEMBRO DE 2011          :         -       TERÇA-FEIRA
O Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para participar da cerimônia de Passagem e Assunção de Comando do Policiamento de Choque.
08 de Novembro de 2011
Horário: 17 horas
Avenida Tiradentes, 440 – Luz
1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”

Hoje acontecerá o tradicional hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal, marcado para 11:30 horas. Passo antes pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC e me encaminho para a Câmara. Ali procuro entrar em contato com o vereador DIOGO NOMURA para discutir os nomes citados pelo MALCOLM FOREST para serem condecorados com a Medalha Governador PEDRO DE TOLEDO em 8 de dezembro de 2011, quando acontecerá a Entrega do PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGARF. 
No momento do hasteamento das bandeiras, sou “escalado” pela CECÍLIA ARRUDA para hastear a do Estado de São Paulo. O vereador NETINHO DE PAULA fica encarregado de hastear o Pavilhão Nacional. Depois desse ato, esse mesmo vereador vai falar sobre a Consciência Negra. Sobre o mesmo tema também faz uso da palavra a primeira vereadora negra da história de São Paulo, THEODOSINA RIBEIRO. PAULO RIBEIRO ESCOBAR, como sempre, dá um show de erudição sobre a história das bandeiras.
Converso com o presidente da Câmara, vereador JOSÉ POLICE NETO sobre o evento marcado para o dia 8 de dezembro.
Passam do meio-dia quando retorno ao MMDC. Mas ali pouco tempo permaneço porque vou almoçar na AOMESP, onde planejo uma série de trabalhos para amanhã com o nosso companheiro OLIVEIRA.
Por volta das 15 horas estou na reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Nosso coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO fez uma explanação na plenária sobre as atividades do Conselho e o jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, edição de hoje, não dá a devida atenção pelo exposto pelo nosso coordenador. Quase que toda a reunião é de um sentimento de revolta por parte de vários conselheiros que estiveram presente nessa plenária. Fala-se muito também sobre os estudantes invasores da USP. Paira no ar um cheiro de “comunismo” latente, com os valores morais sendo estraçalhados por ideologias espúrias. É realmente uma vergonha o que estamos assistindo.
ATA DA 11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2011 / MARÇO 2013, REALIZADA EM 08 DE NOVEMBRO DE 2011, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51.
Sob a presidência do Coordenador Francisco Giannoccaro, realizou-se reunião acima declinada, com a presença dos membros assinalada na lista anexa. Justificadas as ausências de: Antonio Augusto Bizarro, Gino Struffaldi, Pedro Paulo Penna Trindade. Em seguida, desejou boas vindas aos membros e aos convidados: Maria Lúcia Camargo e Alexandre Presto. Colocada a ata em discussão: é aprovada. Declinados os aniversariantes do mês de Novembro, com votos de felicitações: Guilherme Napoleão de Abreu, dia 01; Valdir Abdallah, dia 24; Vilma Gagliardi, 27 e Pedro Paulo Penna Trindade, 29. Lido ofício encaminhado para os Organizadores da Primeira Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, que, conforme Edimara de Lima foi muito bem recebido pelo reitor, motivando-o a continuar. No próximo dia 21, lançamento do livro “O Quinto Uni...verso” da autora Frances de Azevedo, no SESCON/SP, Av. Tiradentes, 960, das 18h30 as 21h45, com apresentação de show musical. Todos estão convidados. Que as bandeiras e folders para as Escolas, em comemoração ao Dia da Bandeira, já estão prontos. Sendo que as distritais do Ipiranga, Santo Amaro e Noroeste, ainda, não declinaram suas escolas. Fica designado o dia 6/12, às 12 horas, para nossa confraternização e encerramento das atividades de 2011. Que, cada membro, decline o nome de seu convidado com antecedência. A disposição das mesas para seis pessoas e formação de mesa oficial. Decoração e música natalinas. Poema natalino de Frances de Azevedo. Palavra aberta sobre sessão plenária do dia 07: 1) Valdir Abdallah: Nosso Coordenador foi bem objetivo em sua explanação, transmitindo o que temos feito com pujança, com foco na cidadania e civismo, onde a ausência de tais valores leva à situação que temos visto na USP. Lamentável. Que gostaria de ter se manifestado na plenária, todavia a condução dos trabalhos não permitiu. Gostaria de ter comunicado a homenagem que as distritais realizaram para os professores na Câmara Municipal de São Paulo; que, infelizmente, tal fato não foi destaque no Diário do Comércio. Que o espaço neste é mínimo às nossas realizações. Deixo aqui meu protesto! 2) Eloy Gonçalves de Oliveira: Que gostou muito da fala de nosso Coordenador Giannoccaro, ontem na plenária, principalmente a abordagem sobre a origem de nosso Conselho, dos valores cívicos e sua atuação ao longo dos anos. Todavia, infelizmente, não houve oportunidade para manifestação dos membros do Conselho presentes; Que, os outros Conselhos tiveram destaque maior. Acredita que deveríamos ter o presidente Rogério Amato em uma de nossas reuniões para que pudéssemos apresentar melhor nosso trabalho e conhecer a linha de seu pensamento para, assim, caminharmos juntos. 3) Giambattista Serra di Nervi: Que haja de bom alvitre a interpelação da jornalista que comentou sobre outros Conselhos, não dando a devida importância ao nosso. 4) Edimara de Lima: Que além das aparências, em seu entendimento, toda instituição tem uma ideologia que permeia toda ação. Será que o nosso Conselho está ou não espelhando esta ideologia? Giambattista Serra di Nervi diz que o caráter estratégico é colocado acima do ideológico e isto nós temos. 5) Heliodoro Pereira de Sá: Sobre a plenária entende que não deram o devido espaço, pois gostaríamos de exaltar o civismo. Nota que são sempre os mesmos a se manifestarem em tais reuniões. 6) Ricardo Luis Martins Scalise: Crê que o civismo foi bem explanado na plenária de ontem. O diálogo com o presidente é saudável. Que o mal estar deve passar. Este Conselho tem um histórico na casa e ontem Francisco Giannoccaro bem demonstrou. 7) Francisco Giannoccaro: Que o espaço no Diário do Comércio de hoje foi pequeno. Que pretende enviar carta ao diretor do Diário do Comércio, redigida por Edimara de Lima, neste sentido. 8) Mario Fonseca Ventura: Sugeriu solicitar ao Diário do Comércio publicação de resumo de nosso trabalho durante este ano. O coordenador Francisco Giannoccaro concorda plenamente, acrescentando sua preocupação com os acontecimentos em nosso país, como o da USP, invasão de prédios, cobrança de impostos, etc. Nosso Conselho preocupa-se, também, com tais questões. 9) Giambattista Serra di Nervi, não podemos nos calar. Anteriormente, falei sobre a a demarcação da Raposa Serra do Sol, ninguém fez nada. Agora a USP. Há que se fazer alguma coisa! 10) Valdir Abdallah: Quando não se respeita a ordem judicial a situação é dramática! 11)Eloy Gonçalves de Oliveira: O caso da USP é absurdo. Não tinha segurança no campo. Colocaram os estudantes não aceitaram. Um grupo exíguo invade a reitoria, depreda: o dinheiro é nosso. Outras invasões ocorrem, não fazemos nada! 12) Maria Cecília Naclério Homem: Tal não é democracia, é anarquia. Não se respeita mais a lei. Há conivência da autoridade. Quebraram tudo. Tal foi orquestrado com gente de fora. Estes alunos serão futuros professores, pois são alunos de filosofia. O que ensinarão no futuro?! (Francisco Giannoccaro, ontem, na plenária, disse que a falta de civismo leva à situação que temos hoje). 13) Lauro Ribeiro Escobar: Cita a lenda de Faetonte e seu carro do sol, onde mãos inábeis levam ao caos. É o que temos visto ultimamente: indisciplina total, corrupção, falta de ética, moral. Este grupo de estudantes lá na USP, o que é: falta de disciplina. No presídio da PM há disciplina. Temos que levantar bandeira e dizer que está errado, e não deixar grassar a impunidade. 14) Edimara de Lima: No final da 2ª Guerra Mundial, muito ficaram calados: daí a atrocidade na Europa. Temos cerca de 60 mil alunos na USP e 150 estudantes (grupo exíguo) conseguem chamar a atenção dos helicópteros, da imprensa. O resto não tem voz? Qual o nosso espaço na mídia? Por que poucos aparecem na mídia? Temos que soltar a voz, buscar espaço para sermos ouvidos! (Conforme Francisco Giannoccaro: Infelizmente, a minoria está vencendo. E o Ministério Público, no caso da Rua Helvetia, onde está? Como fica a situação. E a Associação dos Magistrados, no nordeste, patrocinado pelas imprensas, como é possível? Presenciamos tudo e não fazemos nada!). 15) Frances de Azevedo: Na Avenida Bernardino de Campos, início da Paulista, há uma praça com detritos, ao lado uma banca de jornal que poderia cuidar. No entanto, não há condição devido a um grupo de “sem teto” instalado do outro lado rua. A Prefeitura limpa, depois eles vêm e sujam! Ricardo Scalise: É programa do PCO, por estudantes que estavam em greve: todos contra a Democracia, contra a ordem pública, as autoridades, como é o caso da USP. Dada a palavra aos convidados: Maria Lucia: Comparece à convite de Frances. É diretora social do MMDC e da OAB/Jabaquara, é membro da Distrital Sudeste e da Associação Brasileira das Mulheres Jurídicas/SP. Alexandre Presto: Sente-se satisfeito de estar entre os que apoiam e divulgam o civismo, boas intenções. Que a nossa geração lhe transmitiu valores preciosos, que mais do que tudo são obrigações, não virtudes. Vim a convite de Antonio Resende cujos valores me trouxeram até aqui. Infelizmente tais estão perdidos e absorvidos pela correria do dia a dia. Sou um empreendedor que colocou seu mísero capital à risco. Preocupado com o dia de amanhã com o que ensinarei aos meus filhos. Tais desmandos que grassam em nosso país, pergunto: quem está à frente? Falo em nome de minha geração (PSDB). A nossa geração é inócua e vem agindo desorientadamente como o caso da USP. Heliodoro Pereira de Sá apresenta os seguintes levantamentos: sobre os efetivos das Forças Armadas Brasileira/2011. Exército: Mais de 140 mil (ambos os sexos). FAB: Mais de 70 mil. Marinha (ambos os sexos): Mais de 67 mil (ambos os sexos). Orçamento/2011: 271 aviões, 219 tanques. 1.805 peças de artilharias; 16 navios; 5 submarinos; 66 canhões; 53 lançadores portáteis de defesa área. Projeto SIVAM: é considerado de alto nível para proteger o nosso espaço aéreo brasileiro. Último Marechal Brasileiro: Waldemar Levy Cardoso que, em 2006, tinha 105 anos de idade e participou de todos levantes do século passado. Alimentação: Comer em grupo estabelece coesão da tropa, o feijão e o arroz têm todos os dias. Curiosidade: Almôndega é chamada de granada nos quartéis!
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro com a informação de que nossa última reunião será no dia 22 (terça-feira) e os costumeiros agradecimentos. E vai assinada por este e pela secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                                         Frances de Azevedo
        Coordenador                                                                            Secretária
Uma terceira obrigação nesta terça-feira faz com que compareça ao evento do 1º BPChq, onde se dá a posse oficial do novo Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI. Quem lhe entrega o Comando é o TENENTE-CORONEL PM ADRIANO TELHADA, oficial de maior patente entre todos os que militam nos batalhões subordinados ao CPChq. O CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, Sub Cmt PMESP, preside o ato de passagem de Comando. Entre os presentes estão os generais PETERNELLI e FLORIANO PEIXOTO; O Secretário da Segurança Publica, ANTÔNIO FERREIRA PINTO; O Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, vários coronéis da ativa e da reserva.      

De 07/11/11
Apostilando a promoção:
Nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar
1.150/11: Ao posto de Cel PM, o Ten Cel PM 772719-4 Geraldo Felismino dos Santos - 3ª EM/PM - São Paulo/SP, (Apost. DP-020/122/11);
Ao posto de Maj PM, o(s) Cap PM 842456-0 Carlos Alberto Moreira - 1º BPAmb - São Paulo/SP, (Apost. DP-022/122/11).
Ao posto de Maj QAOPM, o(s) Cap QAOPM 811784-5 Irineu Fernandes Garcia - CPD - São Paulo/SP, (Apost. DP-027/122/11).
Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 772719-4 Geraldo Felismino dos Santos - 3ª EM/PM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.377/11 - Pr. 31.909/11). Nasceu em 12 de novembro de 1955. Entrou para as fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo em 13 de setembro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 24 de maio de 1991; MAJOR – 24 de maio de 2002; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2006.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap PM, Padrão PM-14, o(s) Maj PM 842456-0 Carlos Alberto Moreira - 1º BPAmb – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.383/11 - Pr. 31.970/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no
posto de Cap QAOPM, Padrão PM-14, o(s) Maj QAOPM 811784-5 Irineu Fernandes Garcia - CPD - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.395/11 - Pr. 31.938/11).

EM 08 DE NOVEMBRO DE 2011
PREZADOS AMIGOS
PARECE-ME QUE ESTA NOTÍCIA AINDA NÃO CIRCULOU NO G.B.B. POREM, NUNCA É TARDE.
O NOSSO AMIGO AZEVEDO,ASP,70,ENCONTRA-SE INTERNADO HÁ CERCA DE 35 DIAS NO H.COR,COM GRAVES PROBLEMAS DE SAÚDE, HOJE,ENCONTRA-SE INTERNADO NA U.T.I.
REZEMOS POR ELE.
UM FORTE ABRAÇO A TODOS.
CELRES.LIMA JUNIOR--ASP-70
A Tropa de Choque da Polícia Militar iniciou nesta manhã de terça-feira, por volta das 5h10, o processo de reintegração de posse do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), ocupado desde a madrugada do último dia 2 por estudantes que exigem o fim da presença da PM no câmpus, na zona oeste da capital paulista. Munidos de cassetetes, escudos e armas com balas de borracha, cerca de 400 policiais da Tropa de Choque chegaram ao local e arrombaram um portão que dá acesso ao prédio e foram de encontro aos estudantes. O efetivo empregado pela corporação, segundo o comando no local, foi necessário para garantir a integridade física de todos. "Esse efetivo foi deslocado para a universidade justamente para que tudo ocorresse pacificamente", afirmou a coronel Maria Aparecida de Carvalho. Segundo informações da PM, 70 estudantes - 46 homens e 24 mulheres - foram retirados do prédio e detidos para averiguação. Eles foram levados em ônibus da polícia ao 91º DP, do Ceasa. Todos foram revistados dentro do prédio e serão fichados na delegacia pela Polícia Civil. Os alunos envolvidos devem responder por desobediência por não terem cumprido a ordem judicial de abandonar o prédio até 23h de ontem, entretanto, se a perícia comprovar estragos na reitoria, eles responderão pelo crime de dano ao patrimônio público. O prédio da reitoria foi cercado por completo e, às 5h25, boa parte do estudantes já havia sido retirada de forma pacífica. Um grupo de alunos chegou a realizar um protesto em frente ao edifício e pelo menos um foi detido ao tentar furar o bloqueio dos policiais. De acordo com a coronel Maria Yamamoto, "foi uma desocupação pacífica pois a PM pegou os alunos de surpresa". A desocupação havia sido oficialmente solicitada à polícia pela juiza corregedora Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, na segunda-feira (7), conforme documento enviado ao comandante geral, coronel Álvaro Batista Camilo. Cronologia: O prédio da reitoria da USP foi ocupado após uma assembleia de estudantes decidir pelo cancelamento de outra invasão, no prédio administrativo de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na noite de terça-feira (1). O primeiro ato ocorreu em protesto pela detenção de três estudantes que estariam fumando maconha no estacionamento na última semana. Na tarde de quinta (3), a reitoria divulgou imagens das câmeras instaladas no prédio da rei... que mostram o momento em que várias pessoas forçam o portão e invadem o local. Truculência: Nesta segunda, pessoas que não participaram da assembleia e são favoráveis à presença da Polícia Militar no câmpus afirmaram que a PM trouxe mais segurança. "As abordagens são feitas de maneira cordial", disse o estudante de políticas públicas Rodrigo Neves. Já um aluno contrário à presença da polícia disse que a polícia age de maneira truculenta.
Uma bala perdida durante um assalto quase provoca uma tragédia em plena Avenida PAULISTA no final da manhã. A polícia ainda procura o responsável pelo disparo, que levou cerca de 4 mil reais de uma comerciante chinesa e, acidentalmente, atingiu de raspão o gerente de uma loja do outro lado da via. A chinesa LI JY YI, de 42 anos, deixava a agenciado ITAÚ na altura do número 459, quando foi vítima do assalto. O criminoso tentou arrancar a bolsa da mulher, que reagiu. O bandido então deu uma coronhada na boca de LI. Foi quando disparou o revólver que carregava. Ele fugiu em seguida. Simultaneamente à coronhada na comerciante, o gerente de loja CHRISTIAN MICHAEL DE CESARO, de 36 anos, sentiu um ardor na cabeça e desabou no chão da loja de eletrônicos onde trabalha, do outro lado da avenida, na altura do 392. Até então, ninguém havia relacionado o disparo na frente do ITAÚ com a queda do rapaz. A comerciante chinesa, que trabalha no mesmo shopping do gerente, foi socorrida e levada para o Hospital das Clínicas. Segundo testemunhas, ela sofreu ferimentos na boca e perdeu alguns dentes por causa da coronhada desferida pelo bandido. Ela permanecia em observação nesta noite.    

ALICE BOS ZERWES nasceu em IJUÍ, no RIO GRANDE DO SUL, em 1919. Conheceu o marido em PORTO ALEGRE, mas em 1963 ALICE se mudou para SÃO PAULO. Dotada de uma aguçada sensibilidade musical, abdicou da carreira de pianista para cuidar dos 11 filhos. Mas a paixão pelo piano nunca foi abandonada. Deu aula para filhos e netos e estava, nos últimos meses, preparando um garoto para um teste no Teatro Municipal. Adorava reunir a família em ocasiões especiais, principalmente churrascos. Tinha muita habilidade manual e fazia rendas elogiadas por todos. Ficou viúva em 2001. Morreu aos 91 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.

Após sobreviver a escândalos sexuais e a julgamentos por corrupção em uma carreira política de 18 anos, o primeiro-ministro da ITÁLIA, SILVIO BERLUSCONI, disse hoje ao presidente do país, GIÓRGIO NAPOLITANO, que vai renunciar depois que o projeto de lei do novo orçamento for aprovado. A informação foi divulgada pelo gabinete do presidente. A lei orçamentária deve ser aprovada até o fim deste mês, mas sua votação pode agora ser acelerada. BERLUSCONI ficou sem apoio majoritário (de mais da metade do Parlamento) na votação de terça-feira, já que só obteve 308 votos, abaixo dos 316 que precisava para alcançar a maioria simples no plenário de 630 deputados. Ainda assim, conseguiu aprovar o orçamento porque votos de opositores ficaram de fora do resultado. A ITÁLIA tem uma dívida pública equivalente a 1,9 trilhão de euros (2,6 trilhões de dólares), a quarta maior do mundo, que equivale a 120% do PIB do país. O peso da dívida no PIB só é inferior ao da GRÉCIA, entre os países europeus. 

O ex-general LUCIANO BENJAMIN MENÉNDEZ, que nos últimos anos acumulou seis condenações à prisão perpétua por seqüestros, torturas e assassinatos de civis durante a ditadura militar (1976-1983), está novamente sentado no banco dos réus. Desta vez, MENÉNDEZ é julgado pela detenção clandestina e o desaparecimento de 60 civis na Província de SAN JUAN durante o regime militar. Considerado um dos “falcões” da ditadura, MENÉNDEZ, de 83 anos, teve um infarto em maio. Por este motivo não estará presente nos tribunais e participará nos primeiros meses do julgamento por teleconferência desde a cidade de CÓRDOBA, onde está detido e sob tratamento médico.

2 012    :     -     QUINTA-FEIRA
Ao(À) Ilmo(a). Sr(a).
Cel PM Mário Fonseca Ventura



A OCIM, a ASUG Brasil e a Polícia Militar do Estado de São Paulo - 3º Cia. do 16º BPM/M., têm a honra de comunicar-lhe que V.Sa. será agraciado com a Insígnia "MEDALHA VITÓRIA" , em reconhecimento às práticas que se destacaram por meio de relevantes serviços prestados ao país. Tais ações se espelham na ousadia das realizações que fazem parte do desenvolvimento Social, Político e Econômico na História do Brasil.
OCIM - Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, entidade civil sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte,MG, registrada no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas, foi fundada por Comendadores da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, Ordem Espanhola surgida no Século XVIII. Tem por objetivo a valorização dos sentimentos de nacionalismo, liberdade, igualdade e fraternidade entre povos; o apoio à Cultura e às campanhas oficiais e não-oficiais de combate à fome, à miséria, auxílio a diversas entidades assistenciais, por meio de doações de alimentos, medicamentos, vestuário e assistência médica.
ASUG Brasil - Associação de Usuários SAP do Brasil, entidade criada em 1998, entidade sem fins lucrativos, cujos pilares de sustentação são Influência, Relacionamento e Educação, por isso, além de manter seus Grupos de Estudos, atua fortemente através do Instituto Esperansap, cujo objetivo é a inclusão social de pessoas sem condições financeiras ou em início de carreira, proporcionando oportunidade de crescimento profissional e geração de mão de obra qualificada para a plataforma SAP.
A solenidade será realizada no dia 08 de Novembro de 2012, a partir das 16h00, no Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo - 3º Cia. do 16º BPM/M, sito à Rua Barroso Neto, Nº 160 - Butantã – São Paulo, SP.
Confirme sua presença pelo telefone (11) 5083-8422 (falar com Rosi) ou pelo e-mail rosi@rscorp.com.br
TRAJE: Social Completo.
Fraternalmente,

OCIM
ORDEM DOS CAVALEIROS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA
O GRÃO MESTRE DA ORDEM DOS CAVALEIROS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, USANDO DAS PRERROGATIVAS E DO DIREITO A ELE CONFERIDO PELO ESTATUTO DESTA ENTIDADE, CONCEDE A
CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Em nome da Veneranda Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira a insígnia de
MEDALHA DA VITÓRIA
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Ordem e à Pátria
SÃO PAULO, 08 DE NOVEMBRO DE 2012.
GRÃO COLAR CELSO RAFAEL DE OLIVEIRA
Sereníssimo Grão Mestre Geral
COMENDADOR EDUARDO REIS
Chanceler da OCIM
Para irmos receber a MEDALHA VITÓRIA saímos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC volta das 14:30 horas. O CORONEL PM ANTOINO CARLOS MENDES gentilmente transporta o CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, O CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS e o SARGENTO PM CLEMENTE, todos indicados para serem condecorados nesta tarde em evento programado para a 3ª Companhia do 16º BPMM. No local, vamos encontrar o Comandante do CPA/M-5, CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI, bem como os oficiais do 16º BPMM. Um deles é o CAPITÃO PM HERBERT, que voltou a comandar a 4ª Companhia do Batalhão. Foi comandante desta 3ª Companhia. O CORONEL PM Reserva PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, eleito vereador recentemente, se faz presente com sua família. CELSO RAFAEL DE OLIVEIRA, Comendador Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira; EDUARDO ALVES REIS, Comendador da OCIM, bem como participantes da ASUG BRASIL também estão conosco nesta tarde. No momento da entrega das medalhas DUQUE DE CAXIAS e “VITÓRIA” começa a chover e o local onde vão se postar os recipiendários é improvisado embaixo de um toldo. Isso vai demorar um bom tempo e o CORONEL PM MENDES tem pressa em retornar ao centro da capital, porque irá a uma loja maçônica. Mas a volta é tumultuada, porque ele erra o caminho. Estão conosco o CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS e o SARGENTO PM CLEMENTE. Quando percebemos, estamos indo para JUNDIAÍ. Isso atrasa bastante o nosso retorno. Chegamos à Sociedade Veteranos de 32-MMDC quando já passavam das 20 horas. O MENDES irá agora ao GOSP, pois se preparará para uma longa viagem na sexta-feira, dia 9.   
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) livrou nesta quinta-feira, 8, Simone Vasconcelos, ex-diretora financeira das agências de Marcos Valério, de cumprir pena por formação de quadrilha. Por quatro votos a dois, os ministros entenderam que Simone deveria cumprir pena de 1 ano e 8 meses pelo crime. Contudo, a pena está prescrita porque, no caso da formação de quadrilha, o Estado não pode aplicar sanções aos réus condenados a penas inferiores a 2 anos de prisão. É a primeira prescrição declarada no processo do mensalão, mas a ex-diretora das empresas de Valério ainda receberá pena por outros três crimes. A maioria dos ministros acompanhou a proposta do relator da ação, Joaquim Barbosa. Ele entendeu que Simone agiu sob as ordens de Valério e dos demais sócios dele no esquema de compra de apoio parlamentar do primeiro mandato do governo Lula. Esse fator, considerado atenuante por Barbosa, levou a pena da ex-diretora financeira cair de 2 anos para 1 ano e 8 meses de prisão. O ministro Marco Aurélio Mello abriu uma divergência para propor a imposição da pena a Simone por 2 anos e 3 meses. Para Marco Aurélio, não se pode reduzir a pena da ex-diretora das empresas de Valério porque ela estava no estrito cumprimento legal. "Ela não deveria proceder como procedeu", ponderou. Ao acompanhar a divergência, o ministro Celso de Mello afirmou que, se fosse o caso de atenuar a pena de Simone por cumprimento de ordens, ela deveria ser absolvida. Mas prevaleceu a posição do relator. Os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Carlos Ayres Britto o acompanharam. "Ela não se patrimonializou", afirmou Ayres Britto, presidente do STF. Vencido, Marco Aurélio Mello chegou a ironizar. "Começo a me convencer que o único culpado é Marcos Valério".
BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, insistiu nesta quinta-feira, 8, na necessidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenar a prisão imediata dos réus ao final do julgamento. "O que o Ministério Público vai defender e já vem defendendo é que não há motivo para que não se dê a execução definitiva imediata à decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal", afirmou o procurador em entrevista a jornalistas. A tendência no STF é determinar as prisões apenas após o julgamento de eventuais recursos dos condenados. O ministro Joaquim Barbosa determinou na quarta-feira, 7, a apreensão dos passaportes brasileiros e estrangeiros dos 25 condenados no processo do mensalão. Para o procurador, a apreensão dos passaportes é uma "medida corriqueira" prevista na legislação processual criminal brasileira. Ele destacou que na quarta-feira Joaquim Barbosa também determinou a comunicação da decisão às autoridades responsáveis pela fiscalização das fronteiras para que impeçam eventuais tentativas de saída do País. "É algo que tranquiliza, na medida em que é preciso lutar pela efetividade da decisão do Supremo", disse. Ao determinar a entrega dos passaportes num prazo de 24 horas após a intimação dos réus, Joaquim Barbosa fez críticas ao comportamento de alguns réus. "Uns (réus), por terem realizado viagens ao exterior nesta fase final do julgamento. Outros, por darem a impressão de serem pessoas fora do alcance da lei, a ponto de, em atitude de manifesta afronta a este Supremo Tribunal Federal, qualificar como ''política'' a árdua, séria, imparcial e transparente atividade jurisdicional a que vem se dedicando esta Corte, neste processo, desde o dia 2 de agosto último", afirmou no despacho. Roberto Gurgel não quis comentar nesta quinta o teor do depoimento prestado em setembro pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, que foi condenado pelo STF por envolvimento com o mensalão a penas que somadas ultrapassam 40 anos de reclusão. Segundo Gurgel, o depoimento não tem repercussões no processo do mensalão. "Nada do que eventualmente ele venha a dizer ou tenha dito pode ser utilizado neste julgamento e também não pode resultar para ele nenhum benefício neste julgamento", afirmou.
Acusado de ser o mandante da morte de policiais em SÃO PAULO, o preso FRANCISCO ANTÔNIO CESÁRIO DA SILVA, o PIAUÍ, deixou nesta tarde a Penitenciária de AVARÉ, no sudoeste paulista, e foi levado para a Penitenciária Federal de PORTO VELHO, capital de RONDÔNIA. Como foi adiantado pelo jornal O ESTADO, o criminoso é o primeiro de uma lista de presos de alta periculosidade que serão levados para prisões de segurança máxima em outros Estados, como parte do acordo entre o governo de SÃO PAULO e o Ministério da Justiça. PIAUÍ deixou a penitenciária cercado por um forte aparato policial, em um comboio que seguiu direto para o aeroporto de ARANDU, cidade próxima. A aeronave da Força Aérea Brasileira, na qual o criminoso foi embarcado, decolou por volta das 15 horas. O preso permaneceu encapuzado até o momento de entrar no avião. Chefe do tráfico em PARAISÓPOLIS, ele é apontado como o autor da lista com 42 nomes de policiais marcados para morrer pelo PCC. Na lista havia endereços de policiais, características físicas e locais que eles freqüentam.
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo, DANIEL GANDOLFO, disse que os agentes estão em estado de alerta porque temem que a transferência de líderes do PCC para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) provoque ataques aos agentes que trabalham nos presídios da região. Segundo GANDOLFO, a situação está tensa dentro das penitenciárias. Um dos responsáveis pela onda de execuções de policiais militares em São Paulo, o detento ROBERTO SORIANO, o BETINHO TIRIÇA, foi levado ontem para novo isolamento de seis meses no RDD da Penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES. Em maio, TIRIÇA havia sido condenado a 180 dias de RDD por ter ordenado, em um bilhete, a morte de seis policiais da ROTA. Ontem, a Justiça determinou novo isolamento, por mais 180 dias, por ele ter sido flagrado em interceptações telefônicas organizando novas ações. Outros líderes do PCC – ABEL PACHECO DE ANDRADE, o VIDA LOKA, e ALEXANDRE CAMPOS DOS SANTOS, o JILÓ – também foram punidos. Ontem foram levados da Penitenciária 2 de PRESIDENTE VENCESLAU para o Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de PRESIDENTE BERNARDES. 
A Polícia Civil prendeu hoje o taxista CARLOS ALBERTO CONTRATESI, de 46 anos, e o segurança LUIZ RODRIGUES OLIVEIRA, de 45, acusados de matar na segunda-feira, dia 5, na zona norte de São Paulo, o instrutor TIAGO DE SOUZA SERRÃO, de 29 anos, e balear o irmão dele, o vendedor DIEGO, de 27 anos. Um terceiro rapaz, de 27 anos, escapou. SERRÃO era filho de um ex-soldado da ROTA. A polícia chegou até os autores após analisar as imagens de câmeras próximas ao local do crime, identificando o táxi e chegando ao motorista. Em princípio, CONTRATESI disse que foi seqüestrado, mas depois assumiu a participação. Ele trocou as rodas e tirou adesivos que identificariam o táxi. Os autores, assim como a vítima, têm antecedentes criminais. A polícia descarta participação do PCC.

Um soldado da Policia Militar, identificado só como GABRIEL, reagiu a um ataque de bandidos no final da tarde, na Estrada do SABÃO, na VILA BRASILÂNDIA, zona norte da capital. O local fica a 1 km de onde foi executada, no sábado passado, a PM MARTA UMBELINA DA SILVA. Segundo testemunhas, um homem armado com um revólver calibre 38 invadiu a adega onde o PM estava na sua folga e disparou. Ele errou o tiro. GABRIEL conseguiu reagir e segurou o agressor pelas mãos e o arrastou para fora do estabelecimento. Na seqüência, uma mulher que acompanhava o atirador golpeou a cabeça do PM com uma garrafa. Ele conseguiu sacar a própria arma e atirar duas vezes contra o agressor, que morreu. Outro disparo foi feito contra a mulher, que acabou presa. Testemunhas contaram que uma terceira pessoa havia fugido. Comerciantes de COTIA, na GRANDE SÃO PAULO, fecharam as portas nesta tarde, com medo da violência.

O Ministério Público e a família do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES vão tentar anular o julgamento que inocentou sua namorada, CARLA CEPOLLINA, de 47 anos, da acusação de matá-lo, em setembro de 2006. VICENTE CASCIONE, que atuou no caso como assistente da acusação, afirmou que um recurso será apresentado amanhã. O pedido tem o apoio do MP. O promotor de Justiça, JOÃO CARLOS CALSAVARA informou ontem que também vai tentar modificar a sentença. O argumento terá base em três supostas falhas: absolvição contraria às portas – cerceamento da acusação e nulidade processual.

O editor e empresário RICARDO ALBERTO FISCHER, de 68 anos, morreu nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, em decorrência de um câncer. Ele estava internado no Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO. FISCHER exerceu o cargo de presidente da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), no período1990-1992. Depois de deixar a presidência, passou a fazer parte do Conselho Superior da entidade. Sócio da editora BAFISA (BARROS, FISCHER & ASSOCIADOS), ao lado de FLÁVIO BARROS, FISCHER começou a carreira na área editorial na ABRIL, onde permaneceu por mais de duas décadas. Duas das suas mais importantes iniciativas foram a participação na transformação de “EXAME” – antes um suplemento distribuído gratuitamente com as revistas técnicas – em uma revista de economia de sucesso e a criação e implantação do sistema de venda de assinaturas de “VEJA”, que a transformou na revista de maior circulação do país. No grupo, chegou a ocupar o cargo de vice-presidente. Assumiu a direção-geral da Editora GLOBO em 1988, transferindo a editora do RIO DE JANEIRO para SÃO PAULO. Em sua gestão, destacam-se os lançamentos de “MARIE CLAIRE”, “CRIATIVA”, “CRESCER”, “GLOBO CIÊNCIA” (atual “GALILEU”) e “ÉPOCA”. A BAFISA foi criada em junho de 2000 com o objetivo de editar publicações inovadoras, práticas e de qualidade diferenciada. BARROS e FISCHER trabalharam juntos por 40 anos, primeiro na EDITORA ABRIL, depois na EDITORA GLOBO. O primeiro lançamento da editora foi uma coleção de guias de estudo, o “RESUMÃO”, fruto de um contrato de exclusividade com as editoras norte-americanas BARCHARTS INC. e SPRING PUBLISHING GROUP, responsáveis pela criação de conteúdo e detentora de direitos. FISCHER também destacou-se por defender o veto da “emenda ROBERTÃO”, que pretendia reduzir a imunidade tributária do papel, excluindo jornais e revistas que não tivessem caráter educativo. Ele deixa a esposa, MARIA TERESA, quatro filhas e seis netos.
A aposentada austríaca HERTA KAUFMANN, de 80 anos, foi encontrada morta em seu apartamento na Avenida MACUCO, em MOEMA, na zona sul de SÃO PAULO, na manhã de ontem. Até esta noite, a polícia ainda não tinha nenhuma pista do autor do assassinato. Vizinhos e o zelador do prédio contam que a mulher não recebia visitas. A filha e a neta de HETA vivem no exterior. Imagens do circuito interno do prédio serão analisadas pelo delegado ALFREDO CELSO MENDES GIBELLI, da equipe CSUL do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O número de mortos do terremoto que atingiu na quarta-feira, dia 7 de novembro, a GUATEMALA – o pior no país centro-americano desde 1976 – subiu para 52. O presidente OTTO PEREZ MOLINA decretou estado de calamidade nos departamentos (Estados) de SAN MARCOS, QUETZALTENANGO, QUICHÉ e HUEHUETENANGO, onde o abalo sísmico de 7,4 graus na escala RICHTER causou maior destruição. De acordo com a agência de notícias REUTERS, 22 pessoas estão desaparecidas e cerca de 200, feridas. Mais de duas mil casas foram danificadas pelo tremor, que chegou a ser sentido com força em EL SALVADOR e no MÉXICO.

A Justiça americana condenou hoje o atirador JARED LOUGHNER a sete prisões perpétuas e 140 anos de prisão, sem opção de liberdade condicional. Ele disparou contra a cabeça da ex-congressista americana GABRIELLE GIFFORDS, matou 6 pessoas e feriu outras 13 em 8 de janeiro de 2011. GIFFORDS esteve no tribunal com o marido, um dos feridos. O ataque “mudou a vida de minha mulher, mas não esmagou o espírito dela”, disse o marido. LOUGHNER declarou-se culpado de 19 acusações, em um acordo para não enfrentar a pena de morte.

A blogueira opositora cubana YOANI SÁNCHEZ e o ativista GUILLERMO FARIÑAS foram presos hoje em HAVANA quando tentavam obter informações em uma delegacia sobre dissidentes que tinham sido detidos na véspera. Segundo outro blogueiro, YOHANDRY FONTANA, YOANI e FARIÑAS foram detidos “por aleração da ordem publica e indisciplina social”. Ela foi presa em outubro e liberada horas depois.

A explosão de três carros-bomba em duas cidades ao sul de BAGDÁ mataram 4 pessoas e deixaram outras 16 feridas hoje. O primeiro ataque ocorreu no começo da manhã, em MAHMOUDIYA, cidade de maioria xiita, deixando dois mortos. Pouco depois, outro veículo explodiu na mesma região e causou a morte de mais uma pessoa. O terceiro atentado ocorreu em HILLAH e matou um civil.

O ditador da SÍRIA, BASHAR ASSAD, lançou hoje um comunicado desafiador na imprensa, afirmando que não deixará o país apesar dos 19 meses da rebelião que exige sua deposição, segundo os insurgentes sírios. ‘Não sou um marionete. Não fui fabricado pelo Ocidente, para ir para o Ocidente ou qualquer outro país. Sou sírio. Sou fabricado na SÍRIA’.

8 DE NOVEMBRO DE 2013     :   -    SEXTA-FEIRA
O tempo continua incerto. Com chuviscos, o trânsito fica ruim. Mesmo assim chego no horário previsto à Sociedade Veteranos de 32-MMDC para uma tarde de muito trabalho. MARINEI recebeu um telefonema da TV GAZETA, que quer fazer uma reportagem sobre o Movimento Constitucionalista de 32.
O SARGENTO GEORGE TRAJANO vem estudar comigo a possibilidade da realização do ALMOÇO DA VITÓRIA, em 13 de dezembro, ser realizado em outro lugar, bem como o procedimento da entrega do COLAR DA VITÓRIA também acontecer nesse mesmo lugar. Nada fica decidido e o SARGENTO GEORGE continuará mantendo contatos a respeito disso.
O SARGENTO TARCÍSIO, do Núcleo IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32, acerta comigo a data de 17 de dezembro, às 20 horas, para uma sessão solene na Assembléia Legislativa para o anúncio oficial da posse do Presidente desse Núcleo. Ele também está em contato com alguns delegados de polícia para a criação do Núcleo “IBRAHIM NOBRE” na Polícia Civil.  Está acertando também duas solenidades em 19 de dezembro em SERTÃOZINHO e 20 de dezembro em RIBEIRÃO PRETO, com entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
A Sociedade irá fechar suas portas por causa das férias da MARINEI em 13 de dezembro, data que era considerada a última para os eventos de 2013. No entanto estão surgindo outras solenidades depois dessa data e isso deverá exigir um desdobramento de minha parte, não contando com o auxílio da MARINEI, que somente retornará em 15 de janeiro.
Com o SARGENTO GEORGE estudamos a criação da MEDALHA DRÁUSIO, por parte da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de homenagear o mártir mirim da tragédia da Praça da República na madrugada de 24 de maio. DRÁUSIO vem a falecer em 25 daquele mês e seria a data escolhida para a entrega dessa nova medalha.
Recebo um telefonema do acadêmico SIDNEI LOBO PEDROSO. Acertamos para a semana que vem os contatos com personalidades que deverão ser convidadas para o 3 de dezembro – JÚRI SIMULADO DO PROCESSO MMDC-1932, que já está em pleno andamento para o seu sucesso.
Vamos deixar a Sociedade depois das 17:30 horas. Com o SARGENTO GEORGE vamos embarcar no Metrô. É um momento de grande aglomerado na estação SÉ e, na ARMÊNIA, entro numa segunda fila para poder fazer a viagem de retorno a GUARULHOS com certo conforto.  
TORRES DE MELO



UMA FILOSOFIA QUE NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDA doc. nº 175 – 2013
www.fortalweb.com.br/grupoguararapes
A família castrense foi aculturada no credo de que os chefes militares fossem os seus verdadeiros pais, responsáveis para encaminhar e solucionar todos os problemas de seus interesses coletivos, enquanto os subordinados cumpriam sua missão de dedicação completa e exclusiva a serviço da Pátria e de prepare-se para o sacrifício da vida, por Ela, se necessário fosse.
Ainda perdura esta santa compreensão. Todos militares acreditam e citam com certo orgulho as máximas : ”O chefe é responsável por tudo que acontece ou deixa de acontecer na sua Unidade”. “o chefe deve interessar-se pelo bem-estar, pela saúde, pela moral, pelos meios de sobrevivência e pela dignidade de todos os seus subordinados”; “ o verdadeiro Chefe militar sabe fazer o possível com o impossível”. Com o advento do Ministério da Defesa, os antigos ministros militares, passaram a ser denominados Comandantes (CMT) Militares, perdendo posição hierárquica e econômica, na alta administração da República, o que resultou numa redução do papel  histórico nacional. Os nossos chefes são conscientes disso e sabem que a nação irá pagar caro e muito caro com esta política caolha de uma esquerda inconsciente e que se especializou em avançar nos cofres públicos. Os Chefes Militares sabem que o achatamento salarial das FFAA é uma política para destruí-las. Mas o sentimento de honra que se encontra na farda e no interior de cada militar brasileiro supera esta necessidade fundamental da vida humana. Há políticos cretinos que nos diz que o militar não sabe esperar. Sabe e muito e aguarda que a sociedade as chamem para juntos colocarem os ladrões da coisa pública na cadeia. Está muito perto. Os ministros civis  da defesa são fracos da e adoradores do Poder que é mais uma fator preocupante no Brasil atual. Estamos vendo uma sociedade se decompondo e ministros mentindo para salvar uma desgraça que se aproxima.
São tão fracos estes ministros que nem os subordinados sabem o seu nome e muito deles saíram pela porta do fundo da moral. Até mesmos entre as FFFA e Forças Auxiliares (Polícias Militares) há discrepâncias irracionais, inaceitáveis e imorais, e os nossos Ministros da Defesa e os CMT militares, nestes últimos 25 anos, têm se mostrado impotentes para reparar esta  imoral  política. Se a alta cúpula quer nos destruir é preciso primeiro destruir O País, pois estamos firmes na defesa da Pátria e não na defesa de ladrões, amantes e outras desgraças que assolam o Brasil. Falta vontade política para corrigir esta aberração, mas nós podemos reverter esta excrescência. Veja a sugestão abaixo. Nós somos cerca de 600 mil entre o pessoal da ativa, da reserva e reformados. Somado este efetivo aos familiares, simpatizantes e pessoal trabalhado, numa campanha política, seremos mais de 6.000.000 (seis milhões) de eleitores. Está aqui a nossa solução. Eleger uma bancada de no mínimo 27 deputados federais, 27 senadores, sem necessidade de criar-se mais um partido. Seria a bancada da defesa da Pátria. Não importa a legenda. Cada Estado escolherá seus candidatos( civis ou militares) numa legenda que queira defender a SEGURANÇA NACIONAL. Seria a 7ª maior bancada da Câmara e 3ª no Senado entre os 32 partidos atuais. Com essa bancada teremos os interesses da Pátria colocados em primeiro lugar. Companheiros! A solução encontra-se em nossas mãos. Vamos sair do nosso tradicional conformismo e deixar de lado a nossa natural e tradicional ojeriza a política. Faça POLÍTICA DE P GRANDE. Converse com seus pares e amigos e vamos concretizar esta idéia, Temos um ano para concretizar a formação da nossa representação.
VIRAM O ORÇAMENTO PARA 2014 E A PALAVRA DOS COMANDANTES. DEPOIS, DEPOIS...
ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº12 58 93. Cartório do 1º Registro de Títulos e Documentos, em Fortaleza.
Somos 1.837 civis – 49 da Marinha -  479 do Exército – 51 da Aeronáutica; 2.416 RP: batistapinheiro30@yahoo.com.br 8 DE NOV 2013 doc. 175 -2013– 2013â€
 “A VERDADE É A ÚNICO TERRENO SEGURO QUE PODEMOS PISAR” ELIZABETH CADY STANTON (1815 – 1902)
“UMA SOCIEDADE DE OVELHAS COSTUMA DAR LUGAR A UM ESTADO DE LOBOS”. JOSÉ MANUEL DE ALMEIDA.
PRECISAMOS APRENDER PARA EVOLUIR. A EVOLUÇÃO É INTELIGENTE. A MUDANÇA É TRAUMÁTICA NA HISTÓRIA DO MUNDO. OS QUE QUEREM MUDANÇAS QUEREM O PODER PARA ELES. OS QUE QUEREM EVOLUÇÃO AMAM A DEMOCRACIA.
HITLER – STALIN – MAO –CASTRO SÃO MUDANÇAS (MORTE) CASTELLO - MEDICI – GEISEL -FIGUEIREDO SÃO EVOLUÇÃO (PROGRESSO).
SE GOSTAR REPASSE POR FAVOR
DISCURSO DO GENERAL PAULO CHAGAS.
Liberdade para quê? Liberdade para quem?
Liberdade para roubar, matar, corromper, mentir, enganar, traficar e viciar?
Liberdade para ladrões, assassinos, corruptos e corruptores, para mentirosos, traficantes, viciados e hipócritas?
Falam de uma “noite” que durou 21 anos, enquanto fecham os olhos para a baderna, a roubalheira e o desmando que, à luz do dia, já dura 26!
Fala-se muito em liberdade!
Liberdade que se vê de dentro de casa, por detrás das grades de segurança, de dentro de carros blindados e dos vidros fumê!
Mas, afinal, o que se vê?
Vê-se tiroteios, incompetência, corrupção, quadrilhas e quadrilheiros, guerra de gangues e traficantes, Polícia Pacificadora, Exército nos morros, negociação com bandidos, violência e muita hipocrisia.
Olhando mais adiante, enxergamos assaltos, estupros, pedófilos, professores desmoralizados, ameaçados e mortos, vemos “bullying”, conivência e mentiras, vemos crianças que matam, crianças drogadas, crianças famintas, crianças armadas, crianças arrastadas, crianças assassinadas.
Da janela dos apartamentos e nas telas das televisões vemos arrastões, bloqueios de ruas e estradas, terras invadidas, favelas atacadas, policiais bandidos e assaltos a mão armada.
Vivemos em uma terra sem lei, assistimos a massacres, chacinas e seqüestros. Uma terra em que a família não é valor, onde menores são explorados e violados por pais, parentes, amigos, patrícios e estrangeiros.
Mas, afinal, onde é que nós vivemos?
Vivemos no país da impunidade onde o crime compensa e o criminoso é conhecido, reconhecido, recompensado, indenizado e transformado em herói! Onde bandidos de todos os colarinhos fazem leis para si, organizam “mensalões” e vendem sentenças!
Nesta terra, a propriedade alheia, a qualquer hora e em qualquer lugar, é tomada de seus donos, os bancos são assaltados e os caixas explodidos. É aqui, na terra da “liberdade”, que encontramos a “cracolândia” e a “robauto”, “dominadas” e vigiadas pela polícia!
Vivemos no país da censura velada, do “microondas”, dos toques de recolher, da lei do silêncio e da convivência pacífica do contraventor e com o homem da lei. País onde bandidos comandam o crime e a vida de dentro das prisões, onde fazendas são invadidas, lavouras destruídas e o gado dizimado, sem contar quando destroem pesquisas cientificas de anos, irrecuperáveis!
Mas, afinal, de quem é a liberdade que se vê?
Nossa, que somos prisioneiros do medo e reféns da impunidade ou da bandidagem organizada e institucionalizada que a controla?
Afinal, aqueles da escuridão eram “anos de chumbo” ou anos de paz?
E estes em que vivemos, são anos de liberdade ou de compensação do crime, do desmando e da desordem?
Quanta falsidade, quanta mentira quanta canalhice ainda teremos que suportar, sentir e sofrer, até que a indignação nos traga de volta a vergonha, a auto estima e a própria dignidade?
Quando será que nós, homens e mulheres de bem, traremos de volta a nossa liberdade?
(Paulo Chagas é General da Reserva do Exército do Brasil).
Nesta madrugada, um incêndio de grandes proporções consumiu parte de um prédio residencial na Rua BOTICÁRIO, próximo à Avenida RIO BRANCO, na REPÚBLICA. Dentro do edifício, havia mais de cem pessoas, sendo que 46 delas ficaram feridas (uma delas com queimaduras de segundo grau) após aguardar quase três horas pelo resgate. Houve até quem, desesperado, cogitasse pular do alto do prédio em chamas.

O retorno da viagem para a COLÔMBIA não vai ser esquecido tão facilmente por LUÍS FABIANO e JADSON. Justamente quando se aproximavam do CT da BARRA FUNDA, os dois jogadores do TRICOLOR foram vítimas da violência de SÃO PAULO e viveram momentos de tensão nas mãos de bandidos.
Após as mais de 11 horas de viagem vindos de MEDELLIN, local da disputa da partida contra o ATLÉTICO NACIONAL, na quarta-feira, pelas quartas de final da SUL-AMERICANA, o atacante e o meia pegaram um táxi no Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS, por volta do meio-dia de ontem, acompanhados de um dos fisioterapeutas e um dos assessores de imprensa do clube. O destino era o CT da BARRA FUNDA, na zona oeste.
Durante o trajeto, o motorista sugeriu pegar a PONTE DO LIMÃO. Todos estranharam a idéia do taxista e preferiram seguir caminho pela MARGINAL TIETÊ, para acessar a Ponte JÚLIO DE MESQUITA. Assim, teriam de passar por menos semáforos.
No entanto, quando entraram na Avenida MARQUÊS DE SÃO VICENTE, onde está localizado o CT TRICOLOR, o motorista ainda brincou com os passageiros. Fingiu que pararia o veículo no vizinho PALMEIRAS. Foi o tempo para o semáforo, praticamente o único durante todo o percurso, fechar.
Quando o carro retornou para a pista, aconteceu o pior. Dois assaltantes armados, cada um em sua moto, surgiram e deram o aviso para o motorista, que desligou o motor. Eles não pediram dinheiro, apenas jóias e relógios. Aos gritos, disseram que atirariam caso não lhes fossem entregues os pertences de todos os passageiros.
LUÍS FABIANO, muito assustado, demorou para tirar o brinco, que quase foi arrancado da orelha. JADSON conseguiu segurar a aliança, mas teve de entregar o celular. O fisioterapeuta perdeu a aliança e o assessor, um anel.
Ainda assustadas com o assalto, as vítimas não registraram o Boletim de Ocorrência na própria quinta-feira. Hoje, porém, os são-paulinos acionaram a polícia.   

Ao eliminar BRASIL e ARGENTINA do MUNDIAL SUB-17, o MÉXICO se credenciou como um dos favoritos ao título da competição, realizada este ano em ABU DHABI, nos EMIRADOS ÁRABES. Mas os mexicanos acabaram sucumbindo hoje diante da NIGÉRIA e viram os africanos conquistarem o tetracampeonato, após a vitória por 3 a 0. AGUIRRE (contra), LHEANACHO e MHAMMED marcaram os gols da decisão. De quebra, os nigerianos ainda passaram os próprios brasileiros, isolando-se como o país com o maior número de títulos do Mundial da categoria – o BRASIL é dono de três taças.

Quatro assaltantes tentaram roubar um sargento da ROTA, de 40 anos, em um semáforo da Avenida do ESTADO, região da VILA ALPINA, zona leste, ontem à noite e se deram mal. O policial pediu reforço e equipes da Polícia Militar perseguiram o RENAULT CLIO em que os suspeitos estavam. Houve troca de tiros durante a escapada. Eram 22:30 horas. Na Rua IBITIRAMA, os bandidos bateram o veículo. ANTÔNIO PENHA DE OLIVEIRA, de 47 aos, e JOVENIANO ALVES, 48, foram mortos. Dois adolescentes foram capturados.

A polícia divulgou o retrato falado do suspeito da morte a universitária ESABELA PAVANI CRUZ, baleada na cabeça no dia 29 de outubro em uma tentativa de assalto na VIA DUTRA. O suspeito tem entre 18 e 20 anos, cabelo castanho escuro, olhos castanhos, 1,70 metro e é pardo. No dia do crime, ele usava moletom cinza com capuz e calça de sarja cinza.

Ao menos três pessoas morreram, sete ficaram feridas e 125 mil estão desabrigadas nas ilhas centrais das FILIPINAS após a passagem do TUFÃO HAIYAN. Autoridades disseram que o tufão tinha ventos de 345 km/hora quando chegou ao povoado de GUIUAN, na província de SAMAR DO LESTE. O Centro Conjunto de Advertência de Tufões da Marinha dos ESTADOS UNIDOS no HAVAÍ informou que os ventos máximos da tempestade eram de 314 km/h  com rajadas de até 379 km/h. O tufão de categoria cinco provocou ondas gigantes de 4 a 5 metros de altura que atingiram as ilhas de LEYTE e SAMAR e depois foi para destinos turísticos. Mais de um milhão de pessoas estão em abrigo em mais de 20 províncias do país, depois de o presidente das FILIPINAS, BENIGNO AQUINO ter pedido aos habitantes para deixar as áreas perigosas, como margens de rios, aldeias costeiras e encostas de morros. O tufão deve passar ao norte de CEBU amanhã, a segunda maior cidade das FILIPINAS, com 2,5 milhões de habitantes.

A equipe de peritos que analisou o corpo de PABLO NERUDA descartou que o poeta chileno possa ter sido assassinado. O laudo, feito a partir da exumação ocorrida em abril, aponta que NERUDA morreu devido as conseqüências de um câncer de próstata e não envenenado pela ditadura, como desconfiava seu motorista. NERUDA morreu dias após o Golpe de Estado contra o presidente SALVADOR ALLENDE.  


2 014     :      -     SÁBADO
Os últimos acontecimentos da semana, como a Solenidade do "DIA DO AMIGO DA MARINHA", a entrega do COLAR DA VITÓRIA para o oficial de DALLAS, na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, e a entrega da MEDALHA ETERNO GUERREIRO, na noite de ontem, na Assembléia Legislativa, por parte da APMDFESP, fazem com que, nesta manhã, procure organizar minhas memórias, relatando tudo isso que acontece. Mas não posso deixar de lado a minha caixa de mensagens na internet. Entre as que recebi, está uma que aponta um suposto acordo anunciado pela Comissão Parlamentar Mista de Investigação da PETROBRÁS:
Os líderes dos partidos de Oposição (PSDB, Democratas, Solidariedade e PPS) esclarecem que rechaçam veementemente o suposto acordo anunciado ontem pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CMPI) da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS). Do mesmo modo, o dep. Carlos Sampaio (PSDB/SP) classifica como “vergonhosa” a citação de seu nome como partícipe de um acordo para proteger quem quer que seja, negando qualquer articulação para beneficiar agentes políticos.
Não compactuamos e nem participaremos de qualquer acordo que resulte em impunidade. É inaceitável que os desvios já comprovados na maior estatal brasileira sejam ocultados por interesses escusos, especialmente político-partidários – algo que a população indignada já deixou claro que não tolera. Reafirmamos nossa disposição de ir até o fim em busca de respostas e dos responsáveis pelos desvios, enquanto o interesse do Governo é confundir a opinião pública e misturar inocentes com culpados.
Várias denúncias de desvios e de superfaturamento do chamado “Petrolão” estão sendo confirmadas pela Polícia e Justiça Federal e pelo Ministério Público. Além disso, os fatos que ainda precisam ser esclarecidos não podem, de maneira alguma, ficar relegados a segundo plano, independente do notório pouco tempo que resta para que a CPMI conclua seus trabalhos. Exatamente por isso e, ao contrário do que foi divulgado, os líderes que subscrevem a nota e os membros oposicionistas da CPMI (deputados Carlos Sampaio e Izalci – PSDB, Rodrigo Maia e Onyx Lorenzoni – DEM, Júlio Delgado – PSB; e senadores Mário Couto, Antonio Aureliano, Rubens Figueiró e Flexa Ribeiro – PSDB, Jayme Campos e José Agripino – DEM) já iniciaram a coleta de assinaturas de parlamentares para que as investigações do escândalo da Petrobras prossigam no ano que vem.
A expectativa da Oposição é que a nova CPMI seja a primeira a ser instalada no início da próxima Legislatura. Todos os agentes políticos vinculados ao escândalo de corrupção na empresa devem ser não apenas ouvidos, como punidos se comprovado seu envolvimento no caso, independentemente da filiação partidária.
Deputado federal Antônio Imbassahy – Líder do PSDB
Deputado federal Mendonça Filho – Líder do Democratas
Deputado federal Fernando Francischini – Líder do Solidariedade
Deputado federal Rubens Bueno – Líder do PPS

O DIÁRIO OFICIAL deste sábado está publicando a passagem para a reserva do CORONEL PM AZOR LOPES DA SILVA JUNIOR, comandante do CPI-5, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, região que comandei em 1991. AZOR nasceu no dia 19 de agosto de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. Foi promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1985. Sua promoção a 1º TENENTE se deu em 24 de maio de 1989. Não tenho as demais datas de suas outras promoções.

LUCINDA conta que o nosso vizinho, Sr. LUIZ, está piorando cada vez mais da leucemia que combate há meses. Está internado no Hospital do Câncer e a família está desconsolada. Os médicos não mais o vão operar. Também fala sobre dona EMÍLIA, com varicocela, que está com muita dificuldade para andar.

O PALMEIRAS deixou escapar uma excelente oportunidade de se afastar ainda mais da zona de rebaixamento do BRASILEIRO. Hoje, no PACAEMBU, o ALVIVERDE perdeu para o time reserva do ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 0. A partida marcou a despedida do VERDÃO do PACAEMBU. No próximo compromisso como mandante, contra o SPORT, no dia 19, o time de DORIVAL JÚNIOR jogará no ALLIANZ PARQUE. Faltando cinco rodadas pra o término da competição, o PALMEIRAS ainda precisa conquistar duas vitórias para não correr o risco de ser rebaixado.

A passagem da PONTE PRETA pela Série B do Campeonato Brasileiro durou apenas uma temporada. Hoje, em BRAGANÇA PAULISTA, a MACACA derrotou o BRAGANTINO por 2 a 0 e confirmou o acesso com quatro rodadas de antecedência - o meia RONI e o atacante ALEXANDRO marcaram os gols. Com o resultado, o time de CAMPINAS chegou a 67 pontos e manteve a liderança da competição. Nos próximos jogos, ao que tudo indica, a PONTE vai travar uma disputa com o JOINVILLE pelo título da competição. A equipe de SANTA CATARINA também confirmou o acesso nesta rodada - jogou na terça - e está apenas um ponto atrás da MACACA. No próximo sábado, líder e vice-líder vão se enfrentar na ARENA JOINVILLE.
Também hoje o VASCO deu um importante passo para retornar à elite do futebol brasileiro. Jogando no MARACANÃ, o time de JOEL SANTANA derrotou o ABC pelo placar mínimo: 1 a 0. A vitória deixou o clube de SÃO JANUÁRIO com 59 pontos. Faltando quatro jogos para o fim da competição, o VASCO tem seis pontos de vantagem sobre o ATLÉTICO - GO, que ocupa a quinta colocação da Série B.

Ele não está na briga pelo título do MUNDIAL de Fórmula 1, Faz temporada apenas razoável. Não integra a lista de pilotos que agitam o mercado em busca de carro para 2015. Ainda assim, hoje, todos os holofotes em INTERLAGOS estiveram voltados para FELIPE MASSA. E o brasileiro justificou as expectativas com o terceiro melhor tempo no treino classificatório para o GP DO BRASIL, com largada marcada para as 14 horas de amanhã, domingo.
Na sua frente, ficaram apenas NICO ROSBERG e LEWIS HAMILTON, ratificando a excelente temporada da MERCEDES. "Foi muito emocionante andar aqui, , com a torcida gritando meu nome, e ainda conseguir ficar bem perto dos carros da MERCEDES", festejou MASSA, somente dois décimos de segundo atrás de ROSBERG.
O brasileiro tem a chance de se tornar o maior vencedor de INTERLAGOS na história da Fórmula 1. Ele coleciona dois triunfos, ao lado de lendas do automobilismo nacional como AYRTON SENNA, NELSON PIQUET e EMERSON FITTIPALDI. Com uma vitória, JOSÉ CARLOS PACE completa a relação.
Vinte e quatro pontos atrás de LEWIS HAMILTON na classificação do campeonato, o alemão NICO ROSBERG promete foco total no GP DO BRASIL para chegar com chances reais de título à prova final, em ABU DHABI. "As coisas começaram bem, com a pole, mas só ficarão perfeitas com uma vitória na corrida", explica. O segundo lugar nos ESTADOS UNIDOS, na semana passada, após largar na pole, deixou lições. "Aprendi com a corrida em AUSTIN, mas sempre tento me manter otimista. Preciso fazer acontecer amanhã". Já HAMILTON, que andou atrás de ROSBERG durante todo o dia de hoje, assegurou que não correrá para administrar a vantagem. "O que mais quero aqui é vencer. Não deu para buscar a pole, mas, de qualquer forma, foi um dia "bacana", avalia o inglês. "Foi legal ver as pessoas se divertindo com os tempos tão próximos. Foi realmente bacana", reconhece HAMILTON. "Agora é hora de estudar a estratégia, porque aqui sempre há um risco grande de chuva".
  
Os 51 policiais e dois presos infiltrados no PCC acusados da execução de 12 integrantes da facção em 5 de março de 2002 foram absolvidos da denúncia de terem armado uma emboscada para o ônibus que levava os membros da organização criminosa e estariam a caminho do aeroporto de SOROCABA, no interior de SÃO PAULO, para roubar um avião que transportava 28 milhões de reais.
A decisão assinada pelo juiz HÉLIO VILLAÇA FURUKAWA, da 2ª Vara Criminal de ITU, interior de SÃO PAULO, julgou improcedente a ação penal. "O Ministério Público não apresentou o mínimo de elementos de que a operação foi planejada e arquitetada pelas autoridades supra mencionadas", diz a decisão publicada na última terça-feira.
A denúncia, apresentada em dezembro de 2003 pelo Ministério Público Estadual, acusava o extinto GRADI (GRUPO DE REPRESSÃO E ANÁLISE DE DELITOS DE INTOLERÂNCIA), da Polícia Militar, de ter arquitetado uma emboscada para o grupo com a colaboração de dois presos infiltrados que incentivaram e planejaram o roubo do avião.
"Até mesmo os presos infiltrados estão sendo acusados de todos os homicídios. Não é admissível que os presos sob a custódia da Administração Penitenciária, que foram tirados da prisão a pedido da Polícia Militar e com autorização do Judiciário, sejam punidos pelo resultado lesivo da operação policial", disse o texto da decisão. Ainda cabe recurso.
No episódio, classificado como um mini-Carandiru - em uma alusão ao massacre na CASA DE DETENÇÃO, em outubro de 1992, quando 111 presos foram executados - pelo então vice-prefeito HÉLIO BICUDO, na época presidente do Centro SANTOS DIAS DE DIREITOS HUMANOS, um bloqueio foi montado no pedágio na altura do quilômetro 12,5 da Rodovia SENADOR JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES (entre SOROCABA e ITU) - conhecido como CASTELINHO - por cerca de cem policiais com a missão de interceptar o ônibus e mais duas caminhonetes que seguiam com destino a SOROCABA.
De acordo com a versão dos policiais envolvidos, ao perceberem o bloqueio, os integrantes dispararam contra a polícia, que revidou. No entanto, o laudo do IML revelou sinais de execução em 11 das 12 vítimas que morreram com tiros na cabeça e um com tiro no coração. A perícia apontou também que nove dos suspeitos não manusearam arma de fogo. O fato de as câmeras de segurança da rodovia estarem viradas para o lado oposto do confronto e gravar apenas os momentos finais da ação endossaram  a hipótese de execução do Ministério Público Estadual. (LUCILENE OLIVEIRA para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Um ônibus da empresa ROTA caiu no RIO JEQUITINHONHA, de uma altura de cerca de 20 metros (um prédio de seis andares), na BR-101, próximo à cidade de ITAPEBI, no sul da BAHIA, por volta das 20 horas de ontem. Ao menos sete pessoas morreram - entre elas, uma criança - e 28 ficaram feridas - quatro em estado grave. O veículo saiu de ILHÉUS com cerca de 35 passageiros com destino a PORTO SEGURO, no sul do Estado.
Testemunhas relataram que um carro de passeio também havia caído no rio, mas o automóvel não havia sido encontrado. A causa do acidente foi uma tentativa de ultrapassagem feita por uma KOMBI no trecho da ponte. O veículo bateu na lateral do ônibus, que foi empurrado para baixo. O motorista do ônibus, JOSÉ DIAS, é uma das vítimas fatais.
O motorista da KOMBI teria tentado fugir do local, mas foi detido por um policial civil que testemunhou o acidente, com apoio da Polícia Militar baiana. Ele foi submetido ao teste de alcoolemia, e o resultado deu negativo.
Os feridos foram encaminhados ao Hospital Geral de EUNÁPOLIS, cidade que fica a 56 quilômetros de ITAPEBI, e a outras três unidades de saúde.
O resgate das vítimas foi dificultado pela correnteza do rio. Na região funciona a Usina Hidrelétrica de ITAPEBI, que desligou suas turbinas para que o ônibus não fosse arrastado rio abaixo. Três pescadores que estavam no local ajudaram no resgate. 







2 015     :   -     DOMINGO
JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO
MEMÓRIAS DE BETTY LAGO VÃO PRO LIXO
Morador de rua encontra medalha, cartões, livro de poesia e outros pertences da atriz carioca que morreu há dois meses.
Um catador que sobrevive com o que retira do lixo encontrou no LEBRON, no RIO DE JANEIRO, diversos objetos que pertenceram a BETTY LAGO. A atriz morreu há dois meses, vítima de um câncer. Entre o material estavam cartões de créditos, cartões-postais, agendas telefônicas, cadernetas de anotações, algumas cartas de amigos e uma medalhinha de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
O morador de rua BRUNO JESUS BATISTA, de 36 anos, achou os pertences em uma lixeira. E disse que até já houve quem quisesse comprar o objeto religioso.
"Chegaram a me oferecer cem reais pela medalha, mas eu não quis vender, não. Prefiro devolver à pessoa que comprou para ela", disse BRUNO. A medalha estava acompanhada de uma carta enviada à atriz.
O catador afirmou ser fã de BETTY desde os tempos da novela "BANG BANG". "Aquela mulher era linda demais. Gostava muito dela. Pena que ela morreu".
Também estavam no lixo uma foto de um bebê e um livro com uma poesia escrita por BETTY quando tinha 19 anos.
Todo material encontrado em uma lixeira agora é guardado com carinho por BRUNO em uma mochila, na qual ele leva um cobertor. "É tudo o que tenho", contou. Ele deixou a família há dois meses porque é usuário de cocaína.
BRUNO acredita que há um motivo especial para ele ter recolhido o material da atriz do lixo."Perdi um tio desse mesma doença, quando eu era pequeno. É muito triste. Acredito muito em DEUS, e acho que essas coisas que eu encontrei da BETTY são algum sinal".
 
Vamos passar um domingo sossegado. Apenas trabalho no computador no sentido de atualizar as últimas datas da semana, inclusive o dia 8 de novembro. Os diplomas da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, que serão entregues no dia 26, em GUARULHOS, estão comigo e os assino nesta data. Tento um contato com o CAPITÃO PM CAPARROZ, Secretário do Conselho da Medalha, mas não consigo. Ele precisa assinar os diplomas.  
Recebo um comunicado, mais tarde, do CAPARROZ. Diz ele que se encontra em BAURU fazendo um curso de tiro, ministrado pelo CORONEL PM NILSON GIRALDI. Retornará amanhã e promete assinar os diplomas na noite de segunda-feira.

Por Renan KoerichFlorianópolis
O torcedor do Atlético-MG não consegue se desgrudar do grito de guerra “Eu acredito”. Na tarde deste domingo, era fácil perder a esperança no estádio Orlando Scarpelli. Até os 45 minutos do segundo tempo. Foi aí que Dátolo, com a frieza argentina que lhe convém, bateu para o fundo das redes do Figueirense e, com 1 a 0 no placar, frustrou a festa do Corinthians para garantir pelo menos mais uma rodada de emoção no Brasileirão 2015. Os 11 pontos de diferença ainda parecem impossíveis de tirar nas quatro rodadas restantes. Mas o Galo vingador ainda não se entregou. 
A vitória em Florianópolis teve altas doses de drama. Diante de um Figueirense valente e apoiado por mais de 11 mil pessoas, o vice-líder do Brasileiro sofreu para assustar e teve de se defender a todo custo. Em uma tarde que teve de milagres de "São Victor" a expulsão anulada de Leonardo Silva, o Atlético-MG conseguiu o que queria: impedir que o Corinthians festejasse o hexa neste domingo. Agora o Galo tem 65 pontos, contra 76 do Timão, e já está garantido na Libertadores de 2016.
Denis fez o que pôde. A boa atuação do goleiro são-paulino, porém, não foi suficiente para parar o Cruzeiro, que voltou a vencer após empate diante do Avaí - já são dez jogos de invencibilidade para os mineiros no Brasileirão. Com gols de Willian e Leandro Damião, a equipe de Mano Menezes superou o arqueiro tricolor por 2 a 1 no Mineirão e manteve o sonho de lugar no G-4.
Não foi simples, apesar da superioridade celeste. Denis fez pelo menos quatro defesas complicadas no primeiro tempo. Luis Fabiano abriu o placar, numa das poucas chances dos paulistas, que depois não conseguiram mais segurar os rivais.
Com a vitória, o Cruzeiro foi aos 48 pontos e se manteve na décima posição - seis pontos separam o time do Santos, o quarto colocado. O Tricolor, que também luta por lugar entre os quatro primeiros, ficará mais uma rodada na quinta posição, com 54 pontos.
O Cruzeiro agora volta a campo no próximo domingo, dia 15, contra o Sport, novamente no Mineirão. O próximo compromisso do São Paulo está marcado para o dia 19, no Morumbi, quando a equipe enfrenta o Atlético-MG.
Se o Vasco quisesse continuar sonhando com a Primeira Divisão, precisava vencer o Palmeiras em São Paulo de qualquer maneira. E foi o que aconteceu. As duas equipes se enfrentaram neste domingo, na Arena Palmeiras, e, com grande atuação de Nenê, que marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 - Rafael Silva fez o primeiro -, o Cruz-Maltino provou que está vivo. O Verdão, por outro lado, estacionou na tabela e vê o G-4 mais distante.
Joinville e Santos se enfrentaram neste domingo à noite, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o principal adversário dos dois times foi a chuva, que prejudicou, e muito, as condições do gramado da Arena Joinville e não permitiu que os jogadores tocassem a bola e criassem jogadas. Sem emoção e com muita água, a partida terminou 0 a 0.
Longe de ter um MARACANÃ lotado (pouco mais de 15 mil pessoas), o FLAMENGO superou as vaias das arquibancadas e se reabilitou no BRASILEIRÃO após quatro derrotas seguidas. Comandado pelo protagonista improvável, ALAN PATRICK, o FLA goleou o GOIÁS por 4 a 1 e complicou ainda mais o rival, que ainda luta para não cair.
Fora de casa, o GRÊMIO tropeçou contra o SPORT e perdeu por 1 a 0, com gol marcado por ANDRÉ no segundo tempo. A vitória coloca o LEÃO a dois pontos do SANTOS, último colocado do G4.

NEYMAR "assombra" com golaço em triunfo do BARÇA. Atacante faz gol antológico no CAMP NOU. É difícil de descrever sem antes fazer o alerta: se você não viu o lance, é preciso imaginá-lo em câmera lenta. Ao vivo, foi muito, muito rápido. Quando a bola chegou a NEYMAR, quicou e bateu em sua barriga, o craque fez o domínio quase de costas para seu marcador e rapidamente lhe aplicou um 'chapéu'. Depois, bateu de primeira. Antológico! Um golaço, aos 39 minutos do segundo tempo, para fechar a vitória do BARCELONA por 3 a 0 sobre o VILLARREAL hoje, no CAMP NOU, pelo Campeonato Espanhol.

Melhor do mundo, NOVAK DJOKOVIC bateu ANDY MURRAY e levou o tetra do MASTERS 1000 DE PARIS. O sérvio venceu por 2 sets a 0 e está a uma conquista de igualar RAFAEL NADAL, recordista da série MASTERS com 27 títulos. Nas duplas, ao lado do croata IVAN DODIG, o brasileiro MARCELO MELO, número 1 do mundo, foi campeão pela quarta vez seguida ao bater por 2 sets a 1 VASEK POSPISIL e JACK SOCK.

Três dias depois de Bento Rodrigues ser devastado pelos rejeitos de duas barragens que se romperam, a família da pequena Emanuele Vitória, de 7 anos, decidiu procurar a menina por conta própria. Neste domingo (8), parentes estiveram no distrito, com a esperança de localizar a criança.
Emanuele Vitória, 5 anos, desaparecida após rompimento de barragem (Foto: G1)Emanuele Vitória, 5 anos, desaparecida após rompimento de barragem (Foto: G1)
Carlos Augusto de Paula, de 33 anos, é namorado de uma das tias da crianças e e afirma que não teve medo de ir até o local assolado por lama. Ele conta que  decidiu, junto a três cunhados e um amigo, fazer buscas por conta própria por causa da falta de informação.
Segundo Carlos, eles caminharam no meio do mato e no meio do barro. "Nós estávamos com facão, quebramos peito adento, cortamos mato, passamos por dentro de um brejo. Fomos abrindo caminho até achar uma trilha. (....) Infelizmente, não encontramos nada, só aquela cena horrível", diz.
Carlos falou que tiveram que interromper as buscas quando chegaram perto dos bombeiros, e os militares pediram que eles deixassem o local.
Débora Monteiro da Silva, de 33 anos, é namorada de Carlos e tia da garota. Esperançosa, ela conta o que diria para a sobrinha se a reencontrasse. "Se eu tivesse oportunidade de falar alguma, até nome dela já diz, Emanuely Vitória, [diria que] ela é uma vitoriosa", afirma.
De acordo com nova lista de desaparecidos divulgada neste domingo (8), estão 13 homens que trabalhavam na Samarco na hora do rompimento, 12 moradores de Bento Rodrigues e um do distrito de Camargos. Na lista há quatro crianças e um bebê de 3 meses.
Segundo a Prefeitura de Mariana, dois homens que estavam desaparecidos foram encontrados em hoteis.
Rompimento: As barragens de Fundão e de Santarém se romperam e liberaram 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água.
O rompimento destruiu 158 das 180 casas do distrito de Mariana. Depois que a lama baixou, só 22 residências estavam de pé. Centenas de pessoas seguem desabrigadas. A força-tarefa reúne bombeiros de Belo Horizonte, Itabirito e Ouro Preto, integrantes da Defesa Civil e do Exército

O Hospital MONSENHOR HORTA, em MARIANA (MG), informou, hoje, que o prefeito da cidade, DUARTE JÚNIOR, foi diagnosticado com "quadro de tensionamento e estafa'. O hospital descartou que o prefeito tenha sofrido um princípio de infarto, como chegou a ser cogitado. DUARTE JÚNIOR passou o dia em observação e não tinha recebido alta até esta noite. Um dia antes, ele postou um vídeo no FACEBOOK para falar sobre o momento difícil que a cidade passa e agradecer pela ajuda de todos. "Vim aqui para agradecer todo mundo que está se mobilizando a nos ajudar nesse momento tão dificil".

O delegado José Carlos André, que investiga a chacina ocorrida neste domingo (8) em um sítio em Guaxuma, bairro de Maceió, afirma que o crime tem característica de vingança, mas que ainda não é possível dizer o que motivou o possível acerto de contas.
Quatro pessoas da mesma família foram mortas provavelmente a golpes de facão. Esvaldo da Silva Santos, 22 anos, Genilza Oliveira da Paes, 27 anos, e os filhos do casal Maria Eduarda, de 9 anos, e Guilherme, de 2 anos. Um outro filho deles, de 5 anos, foi ferido, mas sobreviveu.
"[O crime] Tem características de vingança, mas a motivação é que ainda é desconhecida. Mas pela barbaridade do crime, é possível dizer que alguém estava com muita raiva dessa família", afirmou o delegado José Carlos, da Delegacia de Homicídios da Capital.
Ainda segundo o delegado, há duas linhas de investigação. "Nós temos dois principais suspeitos, que estão sendo procurados. Não podemos dizer porque há suspeitas sobre eles, mas estamos ouvindo pessoas que podem esclarecer o crime. A outra linha de investigação é a suspeita que recai sobre o antigo caseiro do sítio, mas ainda é muito cedo para dar alguma certeza".
O ex-caseiro a que o delegado se refere foi demitido da função por embriaguez, segundo levantamento realizado pelo Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) no local do crime. Há informações de que ele foi ao local com outras cinco pessoas para ameaçar o novo funcionário do local, Esvaldo Santos.
Sobrevivente está fora de perigo: O menino de 5 anos que sobreviveu à chacina precisou ser submetido a cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE) e está em estado estável. De acordo com a assessoria do HGE, o menino tinha um corte na face e outro mais profundo na testa.
Após a cirurgia, ele ficará em observação, mas já não corre risco de morrer. Segundo o hospital, uma tia da criança compareceu à unidade para acompanhá-la.

Só peço justiça. Minha filha não merecia o que ele fez com ela”. As palavras são da dona de casa Kelly Cristina Pereira, de 33 anos, ao falar do ex-namorado da filha dela, um rapaz de 19 apontado como principal suspeito de assassinar a garota. Kassia Fabíola Pereira de Oliveira, de 14 anos, foi encontrada morta por volta as 14h30 deste sábado (7) em uma estrada de terra na zona rural de Ceará-Mirim, município da Grande Natal. Perícia feita no corpo aponta que ela foi degolada.
Segundo o delegado Sérgio Freitas, da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), a última pessoa a ser vista com Kassia foi o ex-namorado dela. “Ele é o principal suspeito e é considerado foragido, já que não foi encontrado até o momento. Porém, enquanto não tivermos a certeza de que foi ele quem a matou, é mais prudente mantermos sua identificação no anonimato”, ponderou.
Uma tia de Kassia foi quem conseguiu dar mais detalhes do crime. Ao G1, Caroline disse que a sobrinha trabalhava como babá, momento em que o ex-namorado dela apareceu numa motocicleta e a forçou a sair com ele. "Ela só foi porque ficou com medo dele aprontar algum barraco no trabalho dela. Tenho certeza disso. Então ela deixou a criança com uma irmã e subiu na moto. Foi por volta das 12h. Passou algum tempo e o patrão da Kassia na casa dela, já que ela havia saído e ainda não tinha retornado. Depois, soubemos que ele (o ex-namorado) ligou pra uma outra sobrinha minha dizendo que tinha matado a garota. Desde então ele sumiu. Ninguém sabe pra onde ele foi", finalizou a tia.
Além de Kassia, Kelly tem outros três filhos. Uma adolescente de 15 anos e dois garotos, sendo um de 11 e outro de 6 anos.
Amigos e parentes de Kassia se despedem dela desde o início da manhã. O sepultamento acontece no final da tarde, no Cemitério Público de Ceará-Mirim.

Uma série de entidades vem divulgando notas oficiais criticando a greve dos caminhoneiros marcada para o próximo dia 9. De forma geral, elas alegam que o movimento está a serviço de políticos e organizações alheias à categoria. E defendem as negociações que estão sendo feitas em Brasília pelo Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga.
Uma das entidades é a Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC). Para o diretor executivo, Miguel Mendes, o movimento está sendo organizado por pessoas que não têm “legitimidade alguma” para representar a categoria. De acordo com ele, há suspeita de que a liderança do Comando Nacional do Transporte, que organiza a paralisação, estaria a serviço de “políticos e organizações” que querem se “aproveitar de um setor importante da economia”.
Além de apresentar uma pauta de reivindicações com benefícios para os caminhoneiros, o Comando Nacional do Transporte se aliou a organizações como Vem para Rua, Revoltados Online, e Movimento Brasil Livre e está pedindo a renúncia da presidente Dilma Rousseff. “Quero deixar claro que não somos contra as manifestações legítimas. Mas também entendemos que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), se vier a acontecer, deverá seguir os trâmites legais e previstos em nossa legislação”, diz o diretor da ATC.
Ele ressalta que a entidade ocupa uma cadeira no Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Cargas, que, uma vez por mês, se reúne com representantes do governo em Brasília em busca de soluções para o setor. “Temos cobrado do governo federal todas as promessas ainda não cumpridas da última paralisação dos caminhoneiros realizadas no início do ano, como o refinanciamento das dívidas dos autônomos junto aos bancos privados e a isenção de pedágio sobre os eixos suspensos de caminhões que trafegam vazios em rodovias estaduais”, afirma Mendes.
Para ele, os organizadores da greve do dia 9 se autointitulam líderes dos caminhoneiros, mas, na verdade, só querem se autopromover, “fomentando a desordem e o caos social”.
SINDICAM-PA
Na nota oficial do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens no Estado do Pará (Sindicam-PA), o presidente, Eurico Tadeu Ribeiro dos Santos, considera a greve uma “iniciativa negativa”, tomada por pessoas que não fazem parte da categoria e “estão somente aproveitando o momento de dificuldades em que o país se encontra, para promoverem agitação e proveito pessoal”.
Ele também lembra dos assuntos que vêm sendo discutidos pelo Fórum Permanente em Brasília, como a isenção do pedágio por eixo suspenso, o aumento do valor da estadia, o refinanciamento de caminhões comprados com recursos do BNDES e a elaboração de uma tabela de fretes. “O Sindicam-PA informa que não apoiará e nem participará de nenhum tipo de movimento liderado por pessoas que se apresentem e falem em nome desta entidade sindical”, declara.
FETRABENS
A Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens) também divulgou nota criticando a greve. O presidente Norival de Almeida Silva diz que a entidade e os sindicatos filiados “participam ativamente de vários grupos de trabalho junto com os governos, nos quais são tratados vários assuntos de interesse da categoria dos transportadores autônomos de cargas”.
Diz também que os problemas que afetam a categoria são muitos e que, para resolvê-los, é preciso coesão e sabedoria. E que “não raro” pessoas se colocam na posição de “lideres” utilizando nome “desta ou daquela categoria para sua autopromoção” ou por “qualquer outro interesse escuso, promovendo a baderna e o caos social”.
“Tornamos público que a Fetrabens e seus sindicatos filiados no Estado de São Paulo não participarão” e não “darão apoio a nenhum tipo de movimento, paredista ou social, que venha falar em nome da categoria dos transportadores autônomos de cargas”.
GOIÂNIA E TOCANTINS: Outra nota é assinada pelas seguintes entidades de autônomos: Sinditac Goiânia e Região, Sinditac Catalão, Sindicanto Tocantins, Sindicam DF e Sindicam Rio Verde. “Pessoas têm se intitulado líderes dos caminhoneiros no Brasil não para lutar pela categoria e sim para tumultuar ainda mais a crise que se instalou no País”. “Devemos respeitar opiniões, mas não podemos ser massa de manobras de politiqueiros do quanto pior, melhor.”
FETAC MINAS: A nota da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de Minas Gerais (Fetac Minas) fala de “políticos e organizações” que estão fazendo “falsas promessas e falácias de apoio aos caminhoneiros”. E ressalta que a Fetac “vem buscando evitar a incitação da greve com vistas a proteger o próprio transportador que seria parte mais prejudicada com a paralisação neste momento”.
Além dessas entidades, dois outros transportadores que integram o Fórum Permanente vêm se posicionando contra a greve: o empresário Gilson Baitaca, de Lucas do Rio Verde (MT) e o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Francisco Beltrão (Sindicat/Sudoeste do Paraná), Janir Bottega.
A Carga Pesada questionou a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) sobre sua posição em relação à greve. Mas a assessoria disse que, por enquanto, a entidade não irá se pronunciar.
Fonte: Revista Carga Pesada, Planalto e agências.

O islandês Gunnar Hansen, que interpretou o assassino Leatherface no filme "O massacre da serra elétrica", de 1974, morreu no sábado (7) de câncer no pâncreas, aos 68 anos, de acordo com informações da Associated Press (AP).
Hansen nasceu em Reykjavik e se mudou ainda criança com a família para os Estados Unidos. Ele estudou na Universidade do Texas, onde se graduou em inglês e estudos escandinavos.
O filme de 1974, dirigido por Tobe Hooper, tornou-se um clássico do gênero de terror, especialmente por causa do icônico vilão Leatherface, um psicótico que persegue um grupo de jovens com uma serra elétrica.
Em 2013, Hansen publicou o livro "Chain Saw Confidential", no qual ele descreve como o filme feito, com informações dos bastidores. O ator morreu em sua casa no estado de Maine.
Segundo seu agente, Mike Eisenstadt, ele trabalhava atualmente como roteirista e produtor de um filme chamado "Death house", que tem lançamento previsto para 2016.

XXXXX