quarta-feira, 1 de junho de 2016

29 DE MAIO DE 2016 - DOMINGO

DIA    V I N T E    E     N O V E     DE     M A I O    DE    2016    -    D O M I N G O.
79 anos, cinco meses e 2 dias de idade.
Início de minhas memórias -  9 de julho de 1950
DIA 325º DO ANO 66º - MÊS 11º
57 anos e 358 dias na PMESP.
57 anos e 109 dias da ESCOLA DE OFICIAIS – 20 715 dias – 495 220 horas.
52 anos e 166 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL. (Permaneci durante 260 dias como ASPIRANTE A OFICIAL. No dia 24 de maio de 1964 era promovido a 2º TENENTE).
28 anos e 79 dias no Posto de Coronel – 338 meses e 17 dias.
4 anos e 327 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 365 dias CORONEL - 24 anos e 167 dias na reserva.
10 922-261 944                           10 365-248 588                            10 628-248 220.
DIA DE SÃO MAXIMINO DE TRÈVES. Bispo de TRÈVES, destacou-se na luta contra os erros do arianismo – doutrina de ÁRIO, famoso heresiarca de ALEXANDRIA (280-336), segundo a qual era CRISTO uma criatura de natureza intermediária entre a divindade e a humanidade. Teve a coragem de acolher SANTO ATANÁSIO, que, por ser anti-ariano fora desterrado para TRÈVES pelo imperador.
DIA DO MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA. Conforme o MARTIROLÓGIO ROMANO, a data de hoje corresponderia à segunda vez que encontraram a cabeça do santo, levada para ROMA.
DIA DO MARTÍRIO DOS INDÍGENAS DE PANZÓS. Índios de várias aldeias, entre eles mulheres e crianças, foram fuzilados pelo Exército brasileiro na cidade de PANZÓS, em 29 de maio de 1978, para saber do paradeiro de alguns amigos que foram seqüestrados. Eles exigiam o direito de cultivar suas terras.

DIA DO ESTATÍSTICO
DIA DO GEÓGRAFO

"Eu posso contribuir apenas com uma gota de água para o oceano, mas, com a minha gota, ele jamais será o mesmo".
(MADRE TERESA DE CALCUTÁ)

No dia 29 de maio de 1265 nascia em FLORENÇA, DANTE ALIGHIERI, descendente de uma família de baixa nobreza guelfa. À época, a cidade era dirigida pelos guibelinos. Órfão de mãe ainda criança, com apenas nove anos DANTE apaixona-se pela menina BEATRIZ, da mesma idade. Nessa época os casamentos eram motivados por alianças políticas entre as famílias. Aos doze anos, já estava comprometido em casamento a uma moça da família DONATI.
Em 1283, aos dezoito anos, perdeu o pai.  Nesse mesmo ano reencontrou BEATRIZ, após nove anos sem vê-la.  O amor platônico que nutria por BEATRIZ sempre o dominou. Mas ela, assim como ele, também já estava comprometida em casamento. Em 1285, DANTE casava-se com GEMMA DI MANETTO DONATI, com quem teria quatro filhos: JACOPO, PIETRO, GIOVANNI e ANTONIA. Esta sua filha se tornaria freira e assumiria o nome BEATRIZ.
Em 1287, com 22 anos, BEATRIZ casava-se com o banqueiro SIMONE DEI BARDI. A forma como DANTE encarava o amor por sua musa, entretanto, não se alterou. Para ele, BEATRIZ continuava sendo a dama por quem estaria apaixonado até o fim de seus dias.
Em 1289, DANTE ingressou no exército e tomou parte na batalha de CAMPALDINO, na qual os guelfos venceram os guibelinos de PISA e AREZZO e recuperaram o poder sobre a cidade de FLORENÇA.
Em 1290, aos 24 anos, BEATRIZ morreu prematuramente, deixando DANTE inconsolável. Do período imediato à morte de BEATRIZ, pouco se sabe além de que teria se entregado a uma vida dissoluta. Depois de uma mudança radical, passou a dedicar-se à filosofia e à literatura, e o amor platônico por sua musa foi expresso em A VIDA NOVA. Escrito por volta de 1293, é uma coleção de sonetos e canções dedicados a BEATRIZ, complementados por um comentário em prosa que elucida o leitor sobre as circunstâncias em que os poemas foram escritos e o estado de alma do poeta. Essa obra revela a influência da poesia dos trovadores que floresceu no sul da FRANÇA durante os séculos XII e XIII.
Discípulo de BRUNETTO LATINI, consagrado escritor florentino que influenciou fortemente sua obra, a juventude de DANTE foi marcada pela amizade com destacados poetas, como GUIDO CAVALCANTI, o que lhe possibilitou ingressar numa camada da sociedade inacessível a sua pequena nobreza guelfa.
Os interesses de DANTE, contudo, não se restringiram à literatura. Em 1295, aos trinta anos, passou a tomar parte na política florentina, sempre cheia de paixão, à beira da guerra civil. Encarregou-se de missões diplomáticas importantes e contribuiu para exaltar as paixões facciosas que agitavam FLORENÇA.
Em 1300 é eleito membro do COLÉGIO DOS PRIORES. Porém, com a entrada em FLORENÇA de CHARLES DE VALOIS, que fora enviado pelo Papa para pacificar as dissensões entre as duas facções guelfas adversárias –os negros e os brancos-, o partido dos negros triunfou e tomou o poder. DANTE pertencia ao partido dos brancos. Derrotado, acusado de corrupção, improbidade administrativa e oposição ao Papa, em 1302 o poeta foi obrigado a seguir para o exílio, sob pena de ser condenado à morte caso retornasse à FLORENÇA.
Entregue a uma vida errante por FORLI, VENEZA, BOLONHA, PÁDUA e LUCCA, e perseguindo seu itinerário filosófico e poético, entre 1306 e 1309, DANTE compôs um tratado filosófico, O BANQUETE, uma obra inacabada composta de três odes; um ensaio lingüístico, DE VULGARI EOQUENTIA, em que defendia a língua italiana; e um tratado político, DE MONARCHIA, no qual prega a autonomia do poder temporal em relação ao poder espiritual. Iniciou também O CONVÍVIO, obra projetada para quinze volumes sobre a importância da cultura, mas da qual escreveu apenas três. Nessa obra o autor exibiu erudição enciclopédica, dominando todo o saber de sua época.
A partir de 1315 fixou-se em VERONA por dois anos. Em 1316 recebeu o perdão do exílio e foi convidado pelo governo a retornar a FLORENÇA, mas as condições impostas são por demais humilhantes e vexatórias, assemelhando-se àquelas reservadas aos criminosos. DANTE rejeitou o convite e, em represália à sua negativa, recebeu nova condenação, dessa vez extensiva aos filhos.
Em 1317 parte de VERONA para RAVENA e aí escreveu QUAESTIO DE AQUA ET TERRA, versão pouco alongada de aula ministrada pelo poeta sobre a então apaixonante questão de não poder a água, em lugar algum, superar, em altura, a terra imersa. As experiências do poeta, entretanto, alimentaram sobretudo a inspiração de A DIVINA COMÉDIA. Obra em forma de poema épico, sem ser tecnicamente uma epopéia, foi escrita entre 1307 e 1321, e nela DANTE relatou seu desenvolvimento espiritual e concentrou a atenção do leitor sobre a vida depois da morte. Composto de numerosos episódios, vistos e testemunhados por DANTE durante uma imaginária migração pelos três reinos do outro mundo, a obra transfigura no plano poético não apenas a própria vida do autor, mas a de toda a literatura ocidental. A DIVINA COMÉDIA seria posteriormente considerada pelos críticos uma das melhores obras da literatura mundial, não apenas por sua poesia magnífica mas também por sua sabedoria e erudição, uma “síntese do pensamento medieval”.
DANTE amou e serviu à pátria florentina, na guerra, no gabinete, na política, na poesia; em casa e no exílio, neste mundo e no ALÉM que inventou. DANTE se tornaria um grande pensador, poeta, político e um dos escritores mais eruditos de todos os tempos, influenciando autores importantes do século XIX, entre eles lorde BYRON e VICTOR  HUGO. Em se tratando de DANTE, passados quase sete séculos de sua obra principal, não se conhece outra que tão bem tenha decantado o amor platônico nem que tenha provocado tamanha paixão e tanta polêmica.
Em 1321, logo após regressar a RAVENA de uma viagem a VENEZA, aonde fora enviado como embaixador pelo PRÍNCIPE GUIDO NOVELLO DA POLENTA, DANTE adoeceu e morreu em 14 de setembro, aos 56 anos. Junto a seu leito de morte encontraram-se sua filha ANTONIA – a freira BEATRIZ -, seu médico e o PRÍNCIPE GUIDO. Foi sepultado na IGREJA DE SÃO FRANCISCO. As honrarias que lhe ficara devendo a cidade de FLORENÇA lhe são prestadas ainda hoje por toda a humanidade.
563 a. da TOMADA DE CONSTANTINOPLA, em 29 de maio de 1453. Do lado de fora da muralha de 22 km, mais de 130 mil homens esperavam para levar a cabo o ataque final. A cidade, objeto da cobiça política do sultão e dos soldados, a quem foram prometidos três dias de saque, resistia ao sítio há mais de seis semanas. Lá dentro, fervorosos cristãos reunidos na Igreja de SANTA SOFIA, pedem por clemência em suas preces. Interessados em suas riquezas, os turcos otomanos enfim tomaram a bela CONSTANTINOPLA –hoje rebatizada de ISTAMBUL e ainda parte do território turco. A cidade fora berço de discussões intermináveis sobre religião e um dos únicos lugares a permanecer, durante a IDADE MÉDIA, fora do modo de produção feudal. O fato que se consumou naquele 29 de maio de 1453 marcou o fim da IDADE MÉDIA e o início da IDADE MODERNA, que se estenderia até a TOMADA DA BASTILHA, durante a REVOLUÇÃO FRANCESA, EM 14 DE JULHO DE 1789. Porém, a herança da cidade se fez presente no momento histórico que começava: o RENASCIMENTO. 
Os turcos otomanos eram comandados por MAOMÉ II e tomaram a cidade de CONSTANTINOPLA, hoje ISTAMBUL, na TURQUIA. Com a conquista, os turcos bloquearam as milenares rotas de comércio entre a EUROPA e o ORIENTE.
313 a. em que PEDRO, o GRANDE construiu uma cabana para sua moradia e assim lançou os alicerces da primorosa cidade que foi a capital da RÚSSIA – SÃO PETERSBURGO, em 29 de maio de 1703.          
249 a. nasce PHILIPPE LEBON em 29 de maio de 1767, em BRACHEY, na FRANÇA. Talentoso e aplicado, estudou engenharia e já em 1790, com apenas 23 anos de idade, obteve um prêmio do governo na importância de duas mil libras por haver melhorado o funcionamento da máquina a vapor. O gás de iluminação foi uma invenção de sua autoria. Foi assassinado, misteriosamente, em 1804. Nos CAMPOS ELÍSEOS encontrou-se o seu corpo com treze facadas. Nunca se descobriu o assassino. No dia 17 de outubro a FRANÇA comemora a invenção do gás de iluminação (duzentos anos em 2004). 
251 a. czar PEDRO II assume o trono da RÚSSIA, em 29 de maio de 1765.
225 a. REVOLUÇÃO FRANCESA: fala-se pela primeira vez no lema LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE, na Sociedade de Amigos dos Direitos Humanos, que estudavam a possibilidade de que cada soldado levasse no peito uma placa com essas palavras, em 29 de maio de 1791.
158 a. falece o pintor JOHANN MORITZ RUGENDAS no dia 29 de maio de 1858, em WEILHEIM, ALEMANHA, vítima de um ataque cardíaco. Nasceu em 29 de março de 1802. Maiores dados estão colecionados por ocasião do lançamento de seu nascimento. 
145 a. do fim da COMUNA DE PARIS. A idéia de um governo operário-libertário foi duramente combatida. No dia 20 de maio de 1871, o presidente ADOLPHE THIERS enviou 130 mil soldados à capital francesa. Vinte mil pessoas foram mortas numa única semana. No dia 28, foi a vez dos derradeiros lutadores sucumbirem ao sopé de BELLEVILLE. Em 29 de maio de 1871 foi declarada extinta a COMUNA DE PARIS.
139 a. depois de intensos combates, o navio peruano HUÁSCAR afunda os navios britânicos SHAH e AMETHIST, em 29 de maio de 1877.
137 a. Congresso Internacional de Geografia, reunido em PARIS, aprova o projeto de LESSEPS, para a abertura do CANAL DO PANAMÁ, em 29 de maio de 1879.
119 a. Diário Popular publica em 29 de maio de 1897: Consta que um telegrama de LONDRES afirma que acionistas importantes de SÃO PAULO RAILWAY, tem comprado naquela capital quantas ações aparecerem da Companhia Paulista, dizendo que há ordem para grandes compras, particularmente no BRASIL, dessas ações até 500 réis.
Sabemos que dentro de dias, o doutor chefe de polícia pretende fazer uma caçada aos vagabundos que infestam a cidade, intitulando-se pobres, mas que não passam de exploradores da caridade pública.
O doutor JOAQUIM PAES DE CARVALHO, governador do Estado do PARÁ, negocia um empréstimo de mil e quinhentos contos, para consolidar as dívidas do Tesouro. O governador vai levantar esse empréstimo em bancos nacionais do Norte da República, pagando o juro de 7% ao ano.
Sabe-se eu o MARECHAL CARLOS MACHADO BITTENCOURT, ministro da Guerra, comunicou ao governo que os claros abertos na Escola Militar, com os desligamentos dos alunos que ordenou em aviso, serão completados por estudantes matriculados nas escolas do RIO GRANDE e do CEARÁ. 
No dia 29 de maio de 1898 o DIÁRIO POPULAR não circulou, por ter sido domingo. Damos abaixo, destaques da edição anterior:
A alta do câmbio nestes últimos dias tem sido tão rápida e tem-se efetuado, como ontem, com saltos tão surpreendentes que causou verdadeiro espanto. Mas aos poucos havemos de nos convencer que a subida do câmbio não é devida a especulações, como se propalou, mas a uma base qualquer sobre a qual essa alta já deveria ser maior.
O doutor secretário da Agricultura, para a boa fiscalização do serviço de iluminação pública, resolveu dividir a capital em várias zonas, confiando cada uma à inspeção de um empregado da respectiva repartição. Talvez assim haja mais luz.
Está a chegar ao RIO DE JANEIRO a nossa distintíssima patrícia CLOTILDE MARAGLIANO, que vem cantar algumas óperas do repertório da Companhia Lírica SANSONE.
Na pitoresca vila de SANTO AMARO realizam-se amanhã grandes festas do ESPÍRITO SANTO. Durante o dia haverá grandes diversões e à noite será queimado fogo de artifício. 
113 a. nasce o comediante BOB HOPE em LONDRES, no dia 29 de maio de 1903, emigrando com a família para CLEVELAND, nos EUA, em 1907, quando estava com 4 anos. Ele logo chamou a atenção ao imitar CHARLIE CHAPLIN em teatros de variedades até chegar à BROADWAY. Em 1935, tornou-se famoso por seus programas de rádio até se tornar um astro do cinema, nos anos 40. HOPE participou também de shows para entreter os soldados americanos nas seguintes guerras: a segunda Mundial, da CORÉIA, do VIETNÃ e do GOLFO, em 1991.
106 a. nasce o ex-combatente de 1932 APPIO AUGUSTO DA ROCHA, no dia 29 de maio de 1910, em XIRIRICA (atual ELDORADO, no VALE DO PARAÍBA). Faleceu no dia 25 de janeiro de 1976, aos 66 anos. Foi funcionário da INDÚSTRIA MATARAZZO, dono de olaria, comerciante e, finalmente, funcionário público estadual da Secretaria da Saúde, lotado na Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). Na revolução constitucionalista de 1932, inscreveu-se com voluntário da Polícia Municipal, a fim de prestar serviço de policiamento na cidade de IGUAPE, mantendo a ordem, guardando a cadeia e edifícios públicos. Serviu também como voluntário do BATALHÃO REDENTOR FILHOS DE IGUAPE, ao lado de outros 76 bravos jovens iguapenses. Em 3 de dezembro de 1970, APPIO ROCHA recebeu um Diploma de Honra e uma Medalha da Constituição por serviços prestados à Revolução Constitucionalista. Em 2000, o prefeito JAIR YOUNG FORTES colocou seu nome no prédio onde funcionou a SOROCABANA, hoje sede do GRUPO DA MELHOR IDADE, situado à Rua LAURO ROCHA, no CANTO DO MORRO, em IGUAPE. 
106 a. das publicações nos jornais (29 de maio de 1910) de que o embaixador do JAPÃO teve uma longa conferência com o ministro das Relações Exteriores, relativamente à anexação da CORÉIA ao JAPAO.
No RIO, o ministro do Interior dirigiu uma circular a todos os governadores e presidentes dos Estados solicitando a devolução dos títulos de naturalização que não tenham sido reclamados no tempo legal.
105 a. Doutor EMÍLIO RIBAS, diretor do Serviço Sanitário, telegrafou para SOROCABA pedindo informações sobre o estado sanitário da cidade, a respeito do qual correram notícias exageradas. Em resposta, recebeu a comunicação de que haviam ocorrido alguns casos de alastrim em operários da fábrica SANTA ROSÁLIA. Como se sabe, esta moléstia e de grande benigdade. Publicado no O ESTADO de 29 de maio de 1911.  
103 a. estréia em PARIS “A CONSAGRAÇÃO DA PRIMAVERA”, de STRAVINSKI, com coreografia de NIJINSKI, em 29 de maio de 1913.
102 a. morrem 1.023 das 1.467 pessoas que o transatlântico EMPRESS OF IRELAND transportava, em 29 de maio de 1914. Ele afundou após se chocar com o cargueiro norueguês STORSTAD, devido ao nevoeiro no estuário do RIO SÃO LOURENÇO, no CANADÁ.
97 a. do 1o. título sul americano ganho pelo BRASIL, em 29 de maio de 1919: BRASIL 1 x URUGUAI 0 (GOL DE FRIEDENREICH).
97 a. diz que o povo abarrotou a igreja, em frente do acampamento onde tinham sido instalados as lunetas e equipamentos de medição dos gringos. As senhoras, terços enrolados nas mãos em prece, achavam que o mundo ia se acabar. Diz que algumas corriam pelas ruas batendo panelas, na esperança de espantar os maus espíritos. Já as grávidas foram trancafiadas em seus quartos desde o dia anterior para que não gerassem filhos escuros como as trevas. E diz que às 8 horas, 58 minutos e 28 segundos da manhã do dia 29 de maio de 1919, a sombra da LUA cobriu por completo a circunferência do SOL. Os galos, confusos, puseram-se a cantar como se fosse noite. E, por não mais que cinco minutos, as estrelas saltaram aos olhos dos cientistas maravilhosos.
O eclipse, acompanhado por uma equipe de astrônomos ingleses, americanos e brasileiros, mudaria não apenas a rotina dos então 6 mil habitantes da pequena SOBRAL, a 235 km de FORTALEZA, no CEARÁ, mas os próprios rumos do século XX. À época, a cidade, tem hoje 155 mil habitantes e é conhecida por ser a terra natal dos irmãos políticos CID e CIRO GOMES, era iluminada por lampiões e puxada por charretes e carroças. Foi essa espantosa expedição científica que levou o primeiro automóvel visto por lá, um FORD modelo T, o famoso FORD BIGODE. E as mães sobrelenses, sobressaltadas, recomendavam às crianças que não se metessem com o carro “para ele não ‘pisar’ nelas”, diverte-se o físico cearense EMERSON FERREIRA DE ALMEIDA, professor da Universidade Estadual VALE DO ACARAÚ. Aos 38 anos, ÉMERSON é o responsável pelo MUSEU DO ECLIPSE, erguido em 1999 pelo então prefeito e atual governador CID GOMES (2009) na praça central, da Igreja de NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, local exato onde os astrônomos primeiro fincaram suas lunetas.
O que levou alguns dos mais proeminentes cientistas do mundo àquele vilarejo perdido no interior do CEARÁ foi um conjunto de condições astronômicas e atmosféricas indispensáveis para a realização de um ambicioso experimento. A equipe chefiada pelo astrônomo inglês ARTHUR EDDINGTON desejava testar a teoria da relatividade geral, publicada em 1915 por um então desconhecido ALBERT EINSTEIN, afirmando que a massa dos corpos celestes deforma o espaço próximo a eles, de modo que um raio luminoso se curva para seguir tal deformação – a chamada “deflexão da luz pela gravidade”.
Até então, a teoria da gravitação universal, de ISAAC NEWTON, admitia que a gravidade dos corpos celestes atraia a luz, mas sem deformação do espaço. A única maneira de se verificar quem estava mais próximo da verdade em sua explicação da “curvatura da luz” seria fotografando a posição das estrelas durante uma eclipse total do SOL, em uma região da TERRA em que o fenômeno fosse perfeitamente observável.
75 a. da BASE AÉREA DE SÃO PAULO (CUMBICA), em 29 de maio de 1941.
63 a. da conquista do MONTE EVEREST por EDMOND P. HILLARY, um apicultor neozelandês e TENSING NORGAY, um guia xerpa (etnia que habita as montanhas do NEPAL) – 29 de maio de 1953. Eles colocaram um ponto final em 32 anos de tentativas da conquista da maior montanha do mundo, de 8.848 metros. Foram necessárias sete semanas de escalada para que a dupla fincasse os pés no cume e na história. HILLARY passou mais de 30 anos explorando o HIMALAIA, integrou o ALTO COMISSARIADO DA NOVA ZELÂNDIA na INDIA e, mais tarde, foi embaixador no NEPAL. HILLARY e NORGAY ficaram apenas quinze minutos no cume do EVEREST. Os dois integravam uma expedição britânica liderada por JOHN HUNT e foram os únicos a chegar ao topo. De volta ao acampamento, foram recebidos com festa e contaram a sua história a um repórter. O relato foi transmitido a LONDRES a tempo de surpreender a corte britânica momentos antes da coroação de ELIZABETH II, em 2 de junho. Mais tarde, a rainha nomearia HILLARY cavaleiro e concederia uma medalha a NORGAY. SIR EDMUND HILLARY só conseguia pensar numa coisa: "Um criador de abelhas cavaleiro? Terei de comprar um macacão novo !”. HILLARY escreveu dez livros sobre o gigante gelado. O paranaense WALDEMAR NICLEVICZ escreveu três livros sobre o EVEREST. Ele e o fluminense MOZART CATÃO foram os primeiros brasileiros a levar a bandeira verde-e-amarela ao cume da montanha, 42 anos depois de HILLARY e NORGAY. “Chegamos às 11:22 horas do dia 14 de maio de 1995. Conseguimos ficar três horas e dez minutos. Fazia muito frio, mas deu para relaxar”, lembra NICLEVICZ, aos 37 anos. “Antes de nós, 625 pessoas haviam chegado ao topo. Hoje, a lista tem mais de 1.200 nomes”, comparou em seu livro. MOZART CATÃO morreu três anos depois em um acidente no ACONCÁGUA, o pico mais alto da AMÉRICA. NICLEVICZ voltou ao EVEREST em 2002 e teve de desistir no meio do caminho. Os xerpas, habitantes das montanhas geladas do NEPAL e seguidores do budismo, chamam a montanha de CHOMOLUNGMA, ou “DEUSA-MÃE DO MUNDO”. Os demais nepalenses preferem o nome SAGARMATHA, ou “PORTA DO CÉU”. Para o resto do mundo, o nome homenageia o geógrafo GEORGE EVEREST, responsável por localizar e estimar – por meio de cálculos trigonométricos – a altitude do monte no século XIX. As primeiras expedições ao EVEREST aconteceram na década de 20 do século XX. Desde então milhares de pessoas tentaram a façanha e 175 morreram no caminho. Duas das vítimas do EVEREST, os britânicos GEORGE MALLORY e ANDREW IRVINE podem ter conquistado a montanha 25 anos antes de HILLARY e NORGAY. No dia 8 de junho de 1924, eles deixaram o acampamento em direção ao pico e nunca  mais voltaram. Passados 75 anos, o corpo de MALLORY foi encontrado, em 1999, a 612 metros do topo. Ninguém nunca conseguiu descobrir se eles morreram antes de alcançar o cume ou após cumprir o objetivo.      
58 a. morre JUAN RAMÓN JIMÉNEZ, no dia 29 de maio de 1958, escritor espanhol, Prêmio NOBEL 1956.
56 a. do jogo BRASIL 4 x CHILE 0, no dia 29 de maio de 1960. Entre os que jogaram: DJALMA SANTOS, BELLINI, GILMAR, NILTON SANTOS, ORLANDO, ÉCIO, GARRINCHA, CHINESINHO, VAVÁ, DIDA e ZAGALLO.
52 a. das anotações feitas em 29 de maio de 1964 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 11º - DIA 325º - 5 anos e 359 dias na FORÇA PÚBLICA – 6º dia como 2º TENENTE – 253 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Termina mais uma semana. Passo uma manhã cheia de serviço e dificultosa por causa das missões das quais sou encarregado. Meu correspondente, 3º SARGENTO REGO, está de serviço e assim as dificuldades aumentam, pois não posso contar com ele.
Ao terminar o expediente, sou encarregado pelo Comandante NÓBREGA de ir à casa do 1º TENENTE JOSÉ VICENTE MARINO, no JARDIM SÃO PAULO, uma vez que esse oficial encontra-se adoentado.
Acompanhado de uma praça que conhece aquele bairro, vou à Rua ANTÔNIO CLEMENTE. Encontro o TENENTE MARINO em companhia de seus familiares, já um tanto refeito de uma gripe forte que o pegou ontem, impedindo-o de ir ao quartel nesta data. O 1º TENENTE MARINO entra hoje em gozo de trinta dias de férias.
Após permanecer alguns instantes no lar desse oficial, despeço-me de seus familiares depois das 16 horas.
Em casa pouco tempo fico porque tenho de ir ao CFA às 17:30 horas. Tenho uma notícia que já não era surpresa porque esperava qualquer reação por parte de alguns oficiais do Centro de Formação e Aperfeiçoamento. O Boletim Regimental de hoje, daquela Unidade publica o indeferimento das aulas para o Preparatório ao Q.O.A.A. Diz a Direção de Ensino que o instrutor deverá ser um oficial da Unidade e não um de outro Batalhão. Sentem-se inferiorizados (dor de cotovelo ou inveja) com o fato de estar eu ministrando aulas no CFA. Isso já esperava mediante a reação que notei em alguns oficiais do Centro e por isso já arrumamos o GRUPO ESCOLAR MAJOR MARCELINO, onde começaremos a dar aula na próxima segunda-feira.
Em meu lar passo uma boa parte da noite assistindo televisão e, principalmente, brincando com meus filhos. As crianças fizeram o inferno comigo, notadamente meu filho MÁRIO, não me dando descanso.  
51 a. do registro de dados acontecidos em 29 de maio de 1965 (sábado). ANO 15º - MÊS 11º - DIA 324º - 6 anos e 359 dias na FORÇA PÚBLICA - 371 dias como 2º TENENTE - 618 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Termino a leitura do romance de MICHEL ZEVACO - NOSTRADAMUS. Temos a morte do rei HENRIQUE II, vencido em um passe de armas por ROYAL DE BEAUREVERS, filho de NOSTRADAMUS. Vamos fremer quando BEAUREVERS é condenado à morte e FLORISE DE RONCHEROLLES jura morrer com ele. E as emoções se sucedem quando NOSTRADAMUS vem a conhecer os desígnios do destino, perdoando ao preboste de PARIS, RONCHEROLES, os males lhe ocasionados do passado, mas este põe termo à vida, suicidando-se. CATARINA DE MÉDICIS, regente, perdoa a ROYAL DE BEAUREVERS quando este já está com a cabeça no cepo e o carrasco pronto para cortá-la com o machado. NOSTRADAMUS encontra sua esposa MARIA; BEAUREVERS casa com FLORISE e assim o romance tem um feliz epílogo.
Pela BANDEIRANTES, ouço as gravações classificadas nos primeiros lugares: 6º lugar - CARCARÁ, com MARIA BETÂNIA; 5º lugar - ARRASTÃO, com ELIS REGINA; 4º lugar - A HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU; 3º lugar - OFERENDA, com ALTEMAR DUTRA; 2º lugar - BAILE DA SAUDADE e 1º lugar - SI PIANTE...SI RIDI.
O sábado está maravilhoso, ensolarado e quente. Brinco com meus filhos, antes do almoço.
Lendo o mês de maio de 1958, em meu diário, muita coisa vou recordar, acontecida a sete anos atrás. É a época em que lutei muito para entrar na FORÇA PÚBLICA. Sabe-se que fui antes reprovado por ter, em 1958, apenas 1metro e 58 centímetros de altura. Depois de grandes dificuldades, onde a teimosia teve grande valia, consegui autorização do Comandante Geral, na época, CORONEL FAUSTO QUIRINO SIMÕES, para continuar os exames. E as datas foram transcorrendo; levantava sempre às 3 horas para embarcar bem cedo para SÃO PAULO. A luta foi grande, às vezes denodada e difícil, mas, a 4 de junho de 1958 conseguia sentar praça. E porquê de tanta batalha? - Recordo então a miséria a que estava fadada MARIA e nossa filha MARIZETE, se assim não agisse. Tinha na época o ódio de meus pais contra minha mulher; o abandono moral em que me deixaram por causa do capricho infame de não gostarem de MARIA, nem sabendo que eram avós.
Sete anos se passaram e me vejo TENENTE da FORÇA PÚBLICA. Ganhei com louvores a batalha. MARIA está a meu lado e três filhos fazem e completam minha felicidade: MARIZETE, MARIZE e MÁRIO.
Descanso à tarde e a partir das 19 horas passo a assistir programas de televisão. Começo com a novela "OLHOS QUE AMEI" com CACILDA LANNUZA, HÉLIO SOUTO, LIMA DUARTE, ELIAS GREISER e outros.
ULTRA-NOTÍCIAS: sobre as nossas tropas no CARIBE, já chegou na REPÚBLICA DOMINICANA o GENERAL HUGO PANASCO ALVIM, brasileiro, que já assumiu o Comando da Força Interamericana, naquela ilha conturbada.
NOVELA "O CARA SUJA            ";
ASTROS DO DISCO - no canal 7;
SHOW no canal 9 - programa formidável com IVON CURI, FRANCISCO CARLOS e a equipe de comediantes daquele canal.
Não assistimos o famoso programa BONANZA (canal 4) visto o filme de hoje já ter passado em outra oportunidade.
Vimos outros programas de somenos na televisão e fomos deitar depois das 23 horas. A noite deste sábado está muito fria, própria dessas datas de maio. O mês de MARIA vai terminando, pois hoje já é dia 29.    
50 a. dos escritos dos principais acontecimentos do dia 29 de maio de 1966 (domingo). ANO 16º - MÊS 11º - DIA 323º - 7 anos e 359 dias na FORÇA PÚBLICA - 736 dias como 2º TENENTE - 54 dias na 3ª Companhia do 10º BP.
Pela manhã, ouço as trinta músicas que obtiveram a escolha do público na semana que passou. É apresentado o programa pela RÁDIO BANDEIRANTES, com início às 10 horas. Finalmente, caiu para o segundo lugar o disco de ROBERTO CARLOS, após permanecer vinte e uma semanas em primeiro lugar. Assume a liderança um sucesso norte-americano MICHEL.
30º lugar, QUE É QUE HÁ GATINHA?; 29º, SI NON AVERSI PIU TE; 28º, NASCI PRA VOCÊ; 27º, ÇA C´EST BON; 26º, TE ESPERAREI; 25º, MAMÃE; 24º, uma música norte americana; 23º, também uma música norte-americana; 22º, MANGANGÁ; 21º, A FAMÍLIA BUSCAPÉ; 20º, ALGUÉM NA MULTIDÃO; 19º, CORUJA (pela primeira vez); 18º, DÁ-ME TUAS MÃOS; 17º, ÚLTIMA TELEFONATA; 16º, CANTO DE OSSANHA; 15º, FECHE OS OLHOS; 14º, CAPRI C´EST FINI; 13º, SI FA SERA; 12º, A TASTE OF HONEY; 11º, THUNDERBALL; 10º, A VOLTA; 9º, SATISFATION; 8º, ALINE; 7º, TRISTEZA; 6º, YO COMO TE AMO; 5º, MICHEL, versão brasileira; 4º, A PRAIA; 3º, YESTERDAY; 2º, QUERO QUE VÁ TUDO PARA O INFERNO; 1º, MICHEL (versão americana).
Minha esposa vai à feira mais cedo e prepara o almoço para poder viajar até a VILA RÉ. Quer ela visitar sua irmã AMÉLIA, a quem não vê há muito tempo.
Depois da refeição, MARIA sai com os nossos filhos MÁRIO, MARIZE e MARIZETE. Fico em casa e procuro descansar. Deito e durmo gostosamente nesta fria tarde.
Leio uma parte do livro de ALBINO FORJAZ DE SAMPAIO - PALAVRAS CÍNICAS. Foi escrito pelo autor português em 1905. A obra que leio é de 1936. É um livro violento, cético, desnuca as paixões humanas, disseca o orgulho e a alma. Para se ter conhecimento do compêndio de ALBINO FORJAZ DE SAMPAIO, eis o que ele diz no prefácio da segunda edição:
"... E ainda uma vez eu penso: pois de que vale tanta miséria, tanta lepra, tanta aflição? Amigos e inimigos todos vos fundireis no pó. Depois....depois não sereis mais do que um punhado de cinza que o vento junta, remexe, levanta, espalha, leva e dispersa. Pó que o tempo acumula, cinza que o vento levou..."
Eis um trecho da quinta carta:
"Mas ninguém se lembra de que louca não é toda essa ambição, todo este esforço, toda essa ânsia. A terra alimenta-se de corpos, bebe lágrimas e bebe sangue. Um coveiro abrirá a cova a outro coveiro; um dia sucederá a outro dia; uma dor virá precedida de outra dor; um carrasco decepará outro carrasco. E imutavelmente, tudo assim continuará".
Na sexta carta, FORJAZ assim escreve num texto:
"A tragédia do suicida, a sua estória, é sempre a mesma estória trágica, amassada de lágrimas e desesperações. Quer ela seja daquela costureira que cansada de lutar em vão, meteu um fogareiro aceso no quarto e se deitou tranquilamente; quer seja a do que se envenena como CHATTERTON; se deixe picar da áspide, num leito de rainha, como a amante de MARCO ANTÔNIO ou se deixe crucificar como JESUS. Quer estoure o crânio como CAMILO ou como o marçano, ou como a minha vizinha, se deite da janela à rua. Quer abra as veias num banho de perfumes, com a sua EUNICE, como PETRÔNIO ou se trespasse com a própria espada como SAUL; abra o ventre como um japonês ou beba aguardente como POE, como HOFFMAN ou como aquele homem que eu encontro todos os dias avermelhado e balofo.
O homem sempre será perseguido da dor. Não lhe poderá fugir, nem a poderá causar".
Minha esposa chega de VILA RÉ às 19:30 horas. Fizera uma viagem completamente inútil; seus parentes não se encontravam em casa.
Na televisão assisto diversos programas: ALEGRIA ARTÁRTICA e FESTIVAL DO CINEMA BRASILEIRO sobressaem entre os demais. O filme nacional apresentado é aquele que se intitula AVISO AOS NAVEGANTES com OSCARITO, GRANDE OTHELO, ELIANA, IVON CURY, ADELAIDE CHIOSO, RUI REI e outros.
47 a. nasce o Tenente NEUSIATH, da BAHIA, em 29 de maio de 1969.
47 a. estoura em CÓRDOBA (ARGENTINA) um movimento de trabalhadores e estudantes, conhecido como o CORDOBAZO, que causou a morte de 14 pessoas em 29 de maio de 1969.
46 a. seqüestrado e depois assassinado o ex-presidente argentino PEDRO EUGÊNIO ARAMBURU, por um grupo denominado os MONTONEROS, em 29 de maio de 1970.
44 a. presidentes dos ESTADOS UNIDOS, RICHARD NIXON, e da UNIÃO SOVIÉTICA, LEONID BRE3ZHNEV, assinam um tratado de coexistência pacífica em 29 de maio de 1972.
44 a. falece o General OLÍMPIO MOURÃO FILHO, em 29 de maio de 1972. Era destaque no JORNAL DA TARDE a difícil interação da FUNAI com os índios kranhacacore no PARQUE DO XINGU. Os irmãos sertanistas VILLAS-BÔAS haviam afirmado que a tribo queria um convívio pacífico com a fundação. A edição também trazia uma reportagem sobre YOJIRO TAKAOKA e RENATO ALBUQUERQUE, engenheiros idealizadores do bairro ALPHAVILLE, na GRANDE SÃO PAULO.
41 a. nasce o ator DANTON MELLO em PASSOS, MINAS GERAIS, no dia 29 de maio de 1975. O primeiro trabalho de DANTON foi um comercial de brinquedo, em 1980. A estréia na televisão se deu na novela “A GATA COMEU (1985). Ele interpretava o CUCA. Esteve também em “MALHAÇÃO” e “TORRE DE BABEL”. Interpretou, a partir de 13 de março de 2006, o RODOLFO de “SINHÁ MOÇA”. É irmão do ator e diretor SELTON MELLO.
37 a. das anotações em 29 de maio de 1979: CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO (de férias) comparece no CPChq para o jogo de volibol. Outros oficiais: CORONÉIS PM JUVENAL, WÁLTER LARA, ROLDÃO; TENENTES-CORONÉIS PM WALDEMAR NOGUEIRA, HERMOGENES e MAJORES PM GAIA e JÓBIO. Muita chuva nesta manhã. MAJOR PM CRISCIBENE fala que o CORONEL SYDNEY GIMENEZ PALÁCIOS irá assumir o CPA/M-2.
O TENENTE-CORONEL PM OCTÁVIO FRANCO DE LIMA passa pelo CPChq e diz que irá solicitar transferência para a reserva.
TENENTE-CORONEL PM RENATO MAGALHÃES, do CPC, manda um pelotão de choque para o 16º BPMM – CIDADE UNIVERSITÁRIA – contatos do TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES e TENENTE PM RAIL, Comandante da ROTA VESPERTINA.
Hoje o JOSÉ, irmão da LUCINDA, e DORA mudam da casa da Avenida Quatro Barras. Nesse lugar também está instalado o meu MUSEU.
Estou lendo FRANZ KAFKA – Investigações de um cachorro.
A Seleção uruguaia chega ao RIO para o jogo de quinta-feira, 31 de maio,
Nova queda do cruzeiro; dólar a CR$25,5 para compra e CR$25,65 para venda.
Na BAHIA, o Encontro Nacional dos Estudantes.
Morreu MARY PIEFORD, aos 86 anos, vítima de derrame cerebral.
Mais execuções no IRÃ.
RODÉSIA – Posse do governo negro. 
35 a. nasce JULIANA KNUST, em NITERÓI (RIO) no dia 29 de maio de 1981. O início de sua carreira foi em “MALHAÇÃO”. Ganhou destaque como a SANDRA de “CELEBRIDADES” (2003), da GLOBO. Interpretou a INESITA, de “AMÉRICA” (2005). Em 2007, faz o papel da DÉBORA em “DUAS CARAS”, também da GLOBO.
34 a. falece ROMY SCHNEIDER, em 29 de maio de 1982. A atriz austríaca morreu no auge de sua carreira. Tinha beleza de deusa, calma de budista e ar de felicidade de quem sorri o tempo todo para os fãs. Foi assim que enfrentou publicamente, por exemplo, a morte precoce e trágica de seu filho DAVID – ele tinha 14 anos quando morreu perpassado pelas pontas da grade do portão de sua casa em PARIS. A eterna beleza, a eterna calma e o eterno sorriso eram, no entanto, pura mágica. ROMY SCHNEIDER, espécie de MARILYN MONROE de cabelos negros, foi um poço sem fundo de infelicidade, e esse é o tom da biografia “ROMY SCHNEIDER, SEUS FILMES, SUA VIDA, SUA ALMA”, lançado em VIENA por ocasião da comemoração dos vinte e cinco anos de sua morte, em 2007. Seu autor, o biógrafo JOANNES THIELE, caprichou para definir a atriz em poucas palavras: “a vida de ROMY daria um filme melhor e mais intenso que todos os filmes que ela fez em vida”. Trata-se de um elogio e tanto, uma vez que a filmografia de ROMY reúne admiráveis clássicos como LUDWIG II, REI DA BAVIERA (LUCHINO VISCONTI) e O PROCESSO (ORSON WELLES). Problemas profissionais ela nunca teve. Filha de um casal de atores, ROMY estreou no cinema aos 15 anos e alcançou o rápido sucesso com a trilogia de filmes sobre a imperatriz austríaca SISSI – papel que está, aliás, na raiz daquela máscara majestosa da qual ela não conseguia se libertar. O livro de THIELE mergulha em sua personagem justamente para lhe tirar esse véu. O autor detecta na infância da atriz os primeiros sinais dos sentimentos de rejeição e abandono que a acompanhariam ao longo da vida. Os seus pais se separaram e ela sofreu bastante os efeitos dos poucos cuidados que recebia da mãe, mais voltada para a carreira de atriz. O seu pai também a abandonou e era o amor paterno que ela sempre buscou nos homens.
O mais famoso de seus parceiros amorosos, o ator francês ALAIN DELON, deixou-lhe uma marca devastadora. DELON já era uma estrela quando ROMY o conheceu nas filmagens de CHRISTINE, ela tinha 20 anos, ele 23. Egocêntrico e narcisista, o ator viu em ROMY apenas uma aventura – isso segundo o biógrafo. E assim, como um aventureiro, acabou o relacionamento da forma mais covarde possível: apenas um bilhete colado a um buquê de rosas vermelhas. ROMY voltava de uma filmagem nos EUA e, ao entrar em seu apartamento, encontrou o ambiente vazio. Nas flores, a frase que a apunhalou: “Vou para o MÉXICO com NATHALIE”. Outras perdas se acumularam com os anos, já aí marcados pelo uso de drogas e álcool. O segundo marido, o diretor de teatro HARRY MEYEN (pai de DAVID), suicidou-se, e pouco depois morreu-lhe o filho. Também menos infeliz não foi o casamento com o seu secretário DANIEL BIASINI: ela se separou dele ao descobrir que a única coisa que o interessava era a sua fortuna. No dia 29 de maio de 1982 o coração de ROMY não agüentou mais. Os jornais da época frisavam que ela morrera de “coração partido”.  
33 a. falece o Senador AURO SOARES DE MOURA ANDRADE, em 29 de maio de 1982.
31 a. da TRAGÉDIA DE HEYSEL-BRUXELAS, durante o jogo JUVENTUS x LIVERPOOL, na final da COPA EUROPA DE CLUBES CAMPEÕES, com um saldo de 39 mortos e 454 feridos. O dia 29 de maio de 1985 marca uma das maiores tragédias da história do futebol italiano. Pouco antes  do início do jogo entre LIVERPOOL e JUVENTUS que decidiria o título da COPA DOS CAMPEÕES, enfurecidos torcedores ingleses partiram para cima dos italianos e provocaram um corre-corre na arquibancada do estádio de HEYSEL, em BRUXELAS. No tumulto, muita gente foi pisoteada. Com uma equipe formada por craques como o francês PLATINI, o polonês BONIEK e os italianos PAOLO ROSSI, TARDELLI, SCIREA e CABRINI, a JUVENTUS venceu por 1 a 0, gol de PLATINI cobrando pênalti aos 12 minutos do segundo tempo. Por causa dessa tragédia, a UEFA suspendeu os clubes ingleses de todas as sua competições por cinco anos. O estádio foi reformado e teve seu nome mudado para “REI BALDUINO”. 
30 a. em distúrbios provocados por desordeiros britânicos, morrem 38 pessoas e 375 ficam feridas num estádio de futebol de BRUXELAS em 29 de maio de 1985.
29 a. das anotações em 29 de maio de 1987: logo cedo, no CAES, começamos as atividades do último dia da segunda semana com duas aulas de DEFESA CIVIL. O CORONEL PM CALCIOLARI permite que o SubChefe da Defesa Civil, MAJOR PM AGASSI e três capitães da CASA MILITAR – OLAVO, MARCONDES e ECLER façam uma exposição sobre o assunto.
Em COMUNICAÇÃO SOCIAL (3ª E 4ª aulas do PERCIVAL DE SOUZA) já era esperado um acirrado debate sobre a reportagem da GLOBO (GLOBO REPÓRTER) de ontem, acerca dos marajás. O Cmt Geral não quis falar sobre o assunto. A reportagem colheu de surpresa o CORONEL PM THESEO, que se esquivou e, além disso, foi na casa do CORONEL PM VIANNA, tendo este se recusado a atendê-la. A situação para a PM é muito delicada.
CORONEL PM NIOMAR dá duas aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA. Corremos até a Escola de Educação Física, na Avenida CRUZEIRO DO SUL. Ali, num campo de futebol, completamente encharcado com água da chuva jogamos até às 12:40 horas. Muitos oficiais ficaram completamente enlameados, como é o meu caso. Como o 2º BPChq fica bem próximo do CAES, vou tomar banho no meu batalhão. Ali, telefono para a MARIZETE, minha filha e fico sabendo que minha mãe será operada no Hospital IPIRANGA, em MOGI DAS CRUZES, às 16 horas.
O CABO PM AMILTON leva-me até esse lugar. Acompanham-me SILVA, DANIEL e MAURO. Encontro minha mãe em situação difícil. Dona LILICA acompanha-a. Meu irmão CARLOS está presente. Das 16 horas às 18 horas passamos momentos de apreensão. Ela perde o útero e o ovário. Agüenta bem a operação, mostrando ser uma mulher de fibra com a sua idade (fará 79 anos em novembro deste ano).
Tia LURDES vem de POÁ para passar a noite com ela. SILVA mostra muita dedicação nesses momentos difíceis, em compensação piora muito de uma gripe. DANIEL ganha uma conjuntivite nessa viagem.
Nesta noite assisto o último capítulo de uma série revoltante “O HOLOCAUSTO”, no canal 4.
28 a. começa em MOSCOU a reunião de cúpula REAGAN – GORBACHOV em que se foi acertado um acordo sobre a notificação prévia do lançamento de mísseis intercontinentais e outro sobre a verificação conjunta de provas atômicas, em 29 de maio de 1988.
27 a. da prisão do "Cabo BRUNO" - FLORISVALDO DE OLIVEIRA no bairro da PEDREIRA - Zona Sul de  São  Paulo, em 29 de maio de 1989.
27 a. declarado o estado de sítio na ARGENTINA devido à onda de saques a estabelecimentos comerciais, provocada pela crise econômica, em 29 de maio de 1989. Os conflitos causam a morte de doze pessoas e deixam uma centena de feridos.
26 a. BÓRIS YELTSIN vence as eleições para a presidência da República Russa, em 29 de maio de 1990.
26 a. mais de 800 feridos em terremoto no norte do PERU, em 29 de maio de 1990.
25 a. falece a atriz australiana CORAL BROWNE, em 29 de maio de 1991.
25 a. presidente americano, GEORGE BUSH, propõe a proibição de programas de armas nucleares no ORIENTE MÉDIO, no dia 29 de maio de 1991.
24 a. da SEGUNDA PALESTRA DO DOUTOR LANA, em 29 de maio de 1992.
24 a. governo dos ESTADOS UNIDOS envia reforços para ajudar a supervisionar a volta de haitianos repatriados por ordem do presidente americano, em 29 de maio de 1992.
23 a. casamento da SÔNIA, filha do Senhor JOSÉ THOMÁS e dona ESMERALDA. SÔNIA separou-se há tempos do marido. O casamento foi realizado em 29 de maio de 1993.
23 a. de uma emboscada da UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA – UNITA – onde 107 pessoas morreram, 100 ficaram feridas e outras 100 desapareceram, contra um trem de passageiros entre LUBANGO e MATALA, no sul de ANGOLA. Os guerrilheiros colocaram minas sobre a linha de trem, que explodiram quando o terceiro vagão passava, em 29 de maio de 1993.
23 a. de um incêndio provocado por neonazistas numa casa habitada por várias famílias turcas na cidade de SOLINGEN, próxima a COLÔNIA, na ALEMANHA OCIDENTAL, onde duas mulheres e três crianças morreram queimadas, em 29 de maio de 1993.
23 a. chega à GUATEMALA uma delegação da OEA, para discutir o estado de emergência e defender o retorno à democracia em 29 de maio de 1993.
22 a. falece o ex-presidente da extinta ALEMANHA ORIENTAL- ERICK HONECKER, de 81 anos, em 29 de maio de 1994. Ele sofria de câncer, em estado terminal, no fígado. A notícia da morte de HONECKER foi dada pelo seu advogado, NICOLAS BECKER. Desde janeiro de 1993, HONECKER e a mulher estavam exilados no CHILE, vivendo com a família da filha do casal, SONJA. O exílio de HONECKER foi permitido pelo governo alemão depois que os médicos disseram que o ex-líder comunista não tinha mais do que seis meses de vida. 
21 a. do terremoto nas ILHAS SACALINAS, na RÚSSIA, em 29 de maio de 1995.
21 a. da OPERAÇÃO ANGEL, em 29 de maio de 1995.
21 a. da notícia da morte do Cel. Ref. SÍLVIO MARCONDES DE REZENDE,  falecido em 19 de abril de 1995.
20 a. transf. reserva : CORONEL PM WALDIR CONTINI ZUQUETTO, em 29 de maio de 1996.
20 a. BENJAMIN NETANYAHU, líder do partido conservador LIKUD, é eleito primeiro-ministro de ISRAEL, em 29 de maio de 1996.
19 a. autoridades de ANGOLA anunciam que seu exército ocupa uma boa parte do norte do país, até então controlado pelo movimento rebelde UNITA, em 29 de maio de 1997. Outras anotações nesta data: acordo a LUCINDA às 6 horas. Ela vai despertar o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Ontem ele disse que iria levar a FÁTIMA ao trabalho nesse dia feriado (CORPUS CHRISTI). Ela está com acúmulo de serviço na NOSSA CAIXA-NOSSO BANCO. Mais tarde, ele volta dizendo ter cometido um engano. Não se tocou que hoje é feriado. Saio para ir buscar o Diário Popular na banca do senhor FRANCISCO. São 11 horas. No retorno observo a passagem de uma procissão de CORPUS CHRISTI na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA.
Em SÃO PAULO, a maior celebração de CORPUS CHRISTI acontece na PRAÇA DA SÉ, com milhares de fiéis das 270 paróquias da capital. DOM PAULO EVARISTO ARNS reza a missa e lembra as vítimas da violência e os encarcerados.
Um grave acidente aconteceu de madrugada na VIA DUTRA. Morreram 6 pessoas e 14 ficaram gravemente feridas, incluindo a técnica da delegação olímpica de ginástica, GEORGETTE VIDOR, de 39 anos, e a ginasta ÚRSULA FLORES, de 14 anos. Elas integram a equipe de ginástica olímpica do FLAMENGO e estavam indo do RIO para CURITIBA num ônibus da viação PENHA. Perto de ARUJÁ, o ônibus chocou-se com uma carreta que havia perdido o controle e cruzado a pista. Um caminhão também foi colhido pelo choque dos veículos.
FREI DAMIÃO mantinha-se hoje em coma irreversível. Teve morte cerebral no dia 27.
Na televisão, vimos a apreensão de mais de uma tonelada de maconha num sobrado abandonado de VILA GALVÃO – GUARULHOS. Foi a maior apreensão de maconha neste ano em SÃO PAULO.
MARGARIDA e suas filhas CRISTIANE e DANIELA visitam a LUCINDA nesta data. As meninas vão inaugurar o serviço de depilação que a MARLENE está iniciando. A DANIELA está estudando para prestar vestibular para DIREITO no final do ano. Empresto-lhe a coleção NOSSO TEMPO, para estudo de História. Nesta noite, JOÃO e FÁTIMA vêm para mais uma reunião do EVANGELHO DO LAR. Começo a ler “O FAROL DO NORTE” de A.J.CRONIN.   
18 a. falece o ex–senador e candidato republicano à Presidência dos  Estados Unidos, BARRY GOLDWATER, em 29 de maio de 1998.
18 a. da TRAGÉDIA no Presídio de Segurança Máxima PROFESSOR BARRETO CAMPELO, na ILHA DE ITAMARACÁ (PE), com um saldo de 22 presos mortos, em 29 de maio de 1998. Outras notícias nesta data: muito frio na manhã desta sexta-feira, com chuvisqueiros. Pego um lotação cujo motorista é meio folclórico. De cor, com um chapeuzinho africano e colares de umbanda no vidro da frente da van, bate na traseira de um carro, quase na VILA GUILHERME. Ninguém se fere. Tudo fica no susto.
Na AORPM, assistimos HIGHLAND- O GUERREIRO IMORTAL. Minha aula de hoje é sobre violência. Começo a delinear no MMDC a lista das pessoas que serão agraciadas com nossas medalhas em 9 de Julho. O CORONEL CANAVÓ não comparece na Sociedade até a hora que saio. Sinto muito frio e estou com dores de estômago. Em casa, quero sossego.
De mãos dadas, pelo menos 300 mães prometem realizar, no domingo, um ato de apoio ao cantor LEANDRO, da dupla LEANDRO & LEONARDO, que tem um tumor na caixa torácica. Elas irão dar um abraço ao prédio onde ele está morando, no ITAIM BIBI, zona sul, enquanto aguarda o reinício do tratamento com quimioterapia no Hospital SÃO LUIZ. A manifestação será uma corrente de fé, com muitas orações, segundo representantes das entidades assistenciais CLUBE DE MÃES DO BRASIL e SOS FAMÍLIA, que atendem pessoas carentes, e estão organizando o ato. A assessora da dupla sertaneja, EDE CURY, disse que o cantor ainda não estava sabendo da manifestação. Hoje, LEANDRO teve um dia tranqüilo e, no início da noite, ficou cantando ao lado do irmão LEONARDO.    
17 a. falece JOÃO DO PULO, em 29 de maio de 1999. Nasceu em 28 de maio de 1954 (um breve relato de sua vida consta de minhas memórias por ocasião em que completou 45 anos, bem como, antecipadamente, em 28 de maio, ontem). Também faleceram em 29 de maio de 1999 o Pastor JAIME WRIGHT e a esposa do Sr. VITAUTAS, nosso  jornaleiro. JOÃO DO PULO morreu no Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, vítima de falência múltipla de órgãos, provada por um quadro de cirrose hepática e infecção generalizada. O velório será na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA e o enterro em PINDAMONHANGABA, onde nasceu. JOÃO DO PULO havia sido internado em 29 de abril. Na sexta-feira, dia 28, completaria 45 anos de idade. Seu estado já era irreversível, considerado pelos médicos. Foi internado com deficiência respiratória e hepática. Há cerca de dez dias parou de apresentar sangramento intestinal, mas seus pulmões inflamaram muito, atingindo um estado conhecido como “pulmão de choque”. Desde então ficou dopado e entubado.
17 a. OLUSEGUN OBASANJO assume a presidência da NIGÉRIA tornando-se o primeiro civil a ocupar o cargo após quinze anos de regimes militares. Em 29 de maio de 1999.
17 a. das seguintes anotações em 29 de maio de 1999 (sábado): um dia sem grande expressão, começando com os treinos em BARCELONA para a formação do “grid” de largada para o Grande Prêmio de FÓRMULA 1. O finlandês MIKA HAKKINEN é “pole position” para amanhã. Em segundo sairá EDDIE IRVINE. O terceiro do “grid” é DAVID COULTHARD. O alemão MICHAEL SCHUMACHER apenas consegue o quarto tempo. JEAN ALESI sairá em quinto. O sexto é JACQUES VILLENEUVE. RUBENS BARRICHELLO fica com o sétimo tempo. Ao longo deste sábado vou reler minhas memórias: 22 a 31 de maio de 1982 a 1986. Também procuro me lembrar de uma época mais distante: 22 de maio a 7 de junho de 1973.
JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA começa a quebrar a parede onde estão o tanque e a máquina de lavar roupa para tirar um vazamento de água. LUCINDA levantou tarde neste sábado, coisa que não costuma fazer e fica atarantada com a arrumação da casa. Na biblioteca leio o DIÁRIO POPULAR e o JORNAL DA TARDE. Vou ao jornaleiro buscar o jornal AGORA.
MARLENE convida-nos para almoçar em sua casa. Depois tiro uma “soneca”. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES quer conversar comigo. Pretende convidar o Comandante da Academia Militar do Barro Branco para um almoço de trabalho, participando também o CORONEL PM MELO ARAÚJO e eu. Troca outras idéias acerca de sua posse como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 9 de julho próximo.
Assisto um jogo ruim e sofrível, pelo campeonato paulista: MOGI MIRIM 0 x CORINTHIANS 0. O CORINTHIANS está classificado para as semifinais ao lado de SÃO PAULO e SANTOS. Amanhã sairá o quarto classificado do jogo PALMEIRAS x PORTUGUESA.
Em ROLAND GARROS, GUSTAVO KUERTEN vence o holandês SJENG SCHALKEN. FERNANDO MELIGENI vence PETE SAMPRAS.
16 a. ALBERTO FUJIMORI se declara presidente eleito do PERU antes da data oficial, e seu opositor, ALEJANDRO TOLEDO, convoca uma marcha pacífica para anular as eleições, em 29 de maio de 2000.

ACONTECEU EM 29 DE MAIO DE 2001 : -     TERÇA-FEIRA

OREZ comunica-me que está conseguindo um contato para oferecer palestras sobre SEGURANÇA- VIOLÊNCIA E ALTERNATIVAS com a ZOGBI. Amanhã à tarde irá à loja com LUZ para acertos de horários.
Começo a me preocupar com a relação dos recipiendários das medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Pela manhã, acerto os primeiros nomes para oferecer à Comissão que se reunirá às 15 horas.

REUNIÃO NA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, com o Presidente Coronel PM MELLO ARAÚJO, Coronel PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, Coronel PM VALDIR SUZANO, Coronel PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e Coronel PM MÁRIO FONSECA VENTURA. O objetivo da reunião é a organização da lista de outorga de MEDALHAS em 9 de julho de 2001. Enquanto estamos discutindo os nomes dos agraciados, chega uma oficial de justiça trazendo duas contrafés proporcionadas pela indesejável REGINA CELENTANO que teima em combater a Sociedade. Desta vez ela se rebela pela sua punição de noventa dias, aplicada pela Diretoria Executiva.
Passa pela Sociedade o CORONEL PM AMAURI, nosso velho companheiro dos bancos escolares. Sempre gostou de Física e está envolvido com isso no Corpo de Bombeiros.
O CORONEL PM MELO ARAÚJO fala de seus problemas no serviço de Chefe de Segurança do BANCO REAL e a grande dificuldade em continuar sendo presidente do MMDC. Acha ele que após 9 de julho irá se afastar da presidência. Se isso acontecer, deverá haver nova eleição para a escolha de um novo presidente.
São quase 17 horas quando encerramos a reunião. Com o CORONEL PM ANTÒNIO CARLOS MENDES, vamos à estação SÉ do METRÔ. Na tentativa de embarcar num trem encostado na plataforma, o MENDES não consegue entrar no vagão, no fechamento das portas.
É a segunda vez que embarco no novo ponto do EXPRESSO COCAIA, na rua sem nome ao setor norte da Estação ARMÊNIA.   

JUSTIÇA IMPEDE EXÉRCITO DE INVADIR QUARTEL. -
Uma liminar expedida pela Justiça Federal impediu o Exército de ocupar o 1o. Batalhão de Polícia Militar do TOCANTINS, em PALMAS. PMs em greve permanecem no local há 11 dias, isolados com mulheres e crianças. Policiais Militares de três outras cidades do Estado - GURUPIS, PORTO NACIONAL e ARAGUAINA - ameaçaram marchar para a Capital para defender seus colegas. No entanto, tropas do Exército continuaram cercando o quartel e isolando as entradas de  PALMAS.

O VEREADOR DE FRANCO DA ROCHA, JÚLIO CÉSAR CALEGARI foi executado na noite, na VILA RAMI, em JUNDIAI, quando o Vectra em que estava foi atacado ao parar em um farol. O presidente da Câmara Municipal, CARLOS APARECIDO DA SILVA, também foi baleado. Ele está internado e corre o risco de ficar paraplégico.

CONDENADO POR SONEGAÇÃO FISCAL, O EMPRESÁRIO ARI NATALINO DA SILVA, dono da PETROFORTE, a terceira maior distribuidora de combustíveis do País, foi preso quando jantava nos Jardins. Mas, 12 horas depois, a Justiça mandou soltá-lo, pois sua condenação é em regime aberto. NATALINO é alvo de investigação das CPIs do NARCOTRÁFICO e do ROUBO DE CARGAS, onde disse que suas empresas faturam seiscentos milhões por ano.

TRÊS CRIANÇAS, duas delas irmãs, morreram e outras duas ficaram gravemente feridas com o desabamento de um muro da Escola Municipal DILERMANDO CRUZ, Em BONSUCESSO, no RIO. O acidente ocorreu após um caminhão que retirava entulho de uma obra bater no muro.

FOI ANUNCIADO QUE A PREFEITA MARTA SUPLICY, de SÃO PAULO, está com nódulos na tireóide, identificados pela biópsia de células retiradas do local. Os médicos disseram que a natureza da lesão só poderá ser determinada, com segurança, por meio de cirurgia, prevista para o próximo domingo, dia 3 de junho, no Hospital Israelita Albert Einstein.

SOLENIDADE ALUSIVA ÁS BODAS DE JADE (60 ANOS) DA BASE AÉREA DE SÃO PAULO, em CUMBICA - GUARULHOS. Presidida pelo MAJOR BRIGADEIRO DO AR LUIZ FERNANDO BARBEDO, COMANDANTE DO 4o.  COMANDO AÉREO REGIONAL. Foi lançada a pedra fundamental do MUSEU DE AERONÁUTICA DE GUARULHOS, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a BASP.
O atual comandante da BASP é o Coronel Aviador ORLANIL MARIANO LIMA DE ANDRADE.

UNIÃO EUROPÉIA fixa em oito anos de prisão a pena mínima para aqueles que facilitarem a entrada de imigrantes ilegais.

2 002  :  -    QUARTA-FEIRA
Na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO foram desenhados temas referentes à COPA DO MUNDO e esses desenhos já começaram a ser pintados, dando um tom festivo ao lugar onde moramos.
Começo a ficar preocupado com a entrega de medalhas em 9 de julho. Na reunião de ontem, o Cel. PM LUIZ CARLOS DE GUIMARÃES já citou alguns nomes. Pretendemos entregar cerca de setenta medalhas e isso vai dificultar muito na confecção da relação. Um outro problema é que até agora não foi oficializada a MEDALHA 9 DE JULHO – 70 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. Com isso, iremos entregar a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Os oficiais do MMDS não estão em condições de ajudar, como eu pensava que seria possível. Eles têm outros encargos. O deputado estadual CELSO TANAUI entrou em contato comigo hoje e diz que o governador está propenso a assinar o decreto da criação da medalha. Queria que eu me entendesse com o Chefe da Casa Civil do Governador, mas agora à tarde ele está acompanhando o governador.
O ROMEU CICCONE está propondo a organização de um voluntariado de dezessete pessoas para ajudar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e me colocou na lista dessas pessoas, bem como o Coronel PM FERNANDO PEREIRA. Não sei se isso irá dar certo. Precisamos reunir essas pessoas para estudar o que iremos fazer.
Recebo a filha de um ex–combatente falecido em 12 de maio de 1996, Sr. VASILE JAZADJE, parente do radialista AFANÁSIO JAZADJE. Ela quer colocar as cinzas do pai no Monumento–Mausoléu em 9 de julho. Veio recomendada pelo Coronel EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO.
Quando chego em casa LUCINDA comenta que seu irmão JOSÉ obteve alta do Hospital PIO XII e passou por nossa casa, nesta tarde.
           
O Diário Oficial de hoje está publicando a autorização do afastamento do Coronel PM RUI CÉSAR MELO para exercer função de interesse policial, junto ao MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, até 31 de dezembro 2002.

A seleção brasileira está definida para estrear na COPA DO MUNDO, segunda–feira, dia 3 de junho, contra a TURQUIA. JUNINHO PAULISTA ganhou a disputa pela última vaga, contra KLÉBERSON, VAMPETA, GILBERTO SILVA e DENILSON. A equipe : MARCOS; LÚCIO, ROQUE JÚNIOR e EDMILSON; CAFU, ÉMERSON, JUNINHO, RIVALDO e ROBERTO CARLOS; RONALDO e RONALDINHO GAÚCHO. “Diria que este é o time”, disse o técnico LUIZ FELIPE SCOLARI.

PRESO o empresário pernambucano EDUARDO XIMENES, de 44 anos, condenado a 52 anos de prisão por estuprar 40 mulheres na PRAIA DA BOA VIAGEM, no RECIFE, nos anos 80. Estava foragido desde 1991. Foi localizado em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, em SÃO PAULO, depois que sua história foi mostrada no programa LINHA DIRETA, da Globo.
 
FALECEU o ex–deputado federal GETÚLIO DIAS, aos 68 anos, devido ao rompimento de um aneurisma da aorta. Exerceu três mandatos, de 1970 a 1982, em BRASÍLIA.

REELEITO o suíço JOSEPH BLATTER , de 66 anos, para a presidência da FIFA. Venceu o oponente, ISSA HAYATOU, por 139 votos contra 56.
   
Repartições públicas, escolas do Estado e o sistema de saúde não funcionaram hoje na ARGENTINA, por causa da greve convocada pela Central dos Trabalhadores Argentinos – terceira maior entidade sindical do país, que reúne grande parte do funcionalismo e associações de desempregados e aposentados. Ocorreram protestos em todo o país, com bloqueio de estradas e manifestações contra o desemprego, a inflação , a redução das aposentadorias e o ajuste exigido pelo FMI. Os manifestantes também pediram a renúncia de DUHALDE e demais políticos.

Um barco patrulha americano da 2ª Grande Guerra Mundial – que tinha como capitão o mais tarde presidente JOHN KENNEDY e foi afundado por um contratorpedeiro japonês em agosto de 1943 – foi encontrado em águas das ilhas SALOMÃO pelo oceanógrafo ROBERT BALLARD, o mesmo que localizou os restos do transatlântico TITANIC no fundo do Atlântico norte.

Ao som de gaitas de fole e de gritos dos operários, a última viga mestra de aço que ainda estava em pé nos escombros do WORLD TRADE CENTER, em NOVA YORK, foi cortada hoje marcando o fim de mais de oito meses de trabalho de retirada dos restos dos edifícios atingidos pelos aviões seqüestrados em 11 de setembro de 2001.

Foram encontrados esqueletos de oito guerreiros gauleses, sete homens e um adolescente, enterrados com seus cavalos em uma mesma cova. Eles viveram provavelmente no fim da era pré–cristã. Os arqueólogos responsáveis pela descoberta acreditam que a disposição dos corpos, em duas fileiras e alinhados, indica a realização de um ritual. A descoberta foi em CLERMONT – FERRAND, na FRANÇA.
     
2 003   :   -   QUINTA-FEIRA
Reunião com: VICTÓRIO, RONALDO, AMÉRICO, CRISTIANO e ANADAI. Estudos para o mês de junho. Logo mais estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde encontro o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES conversando com dona CÉLIA, instruindo-a sobre uma reunião da Diretoria Executiva que ele marcou para o próximo dia 6 de junho. Está falando sobre seus projetos para o futuro quando chega um Oficial de Justiça e joga uma verdadeira ducha de água fria na cabeça de todos nós. O ANTÔNIO, nosso conhecido, é Oficial de Justiça da Primeira Vara da Fazenda Pública, trazendo o seguinte MANDADO DE INTIMAÇÃO, rito ordinário, no processo que leva o número 053.02.031.348-1:
A Doutora LUCIANA ALMEIDA PRADO BRESCIANI, MM Juíza de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública, da Comarca de São Paulo, na forma da lei, MANDA, a qualquer Oficial de Justiça de sua jurisdição que, em cumprimento deste, expedido nos autos de ação ordinária movida pelo INSTITUTO DE RECUPERAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ESTADO DE SÃO PAULO em face FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E OUTROS
INTIME-SE a FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 32-MMDC, na Rua Anita Garibaldi, nº 25, e FARAH SERVICE, na Rua Gumercindo Saraiva, nº 54, Jardim Europa, todos na pessoa de seus representantes legais, para cumprir a decisão que concedeu o efeito ativo ao recurso de agravo removendo todos e quaisquer materiais relacionados com a obra, incluindo os materiais publicitários, instalados ao entorno do monumento, comprovando nos autos o cumprimento da liminar em 05 (cinco) dias, sob as penas da lei.
Cumpra-se, na forma e sob as penas da lei. Dado e passado nesta cidade de São Paulo, aos 23 de maio de 2003, eu (ilegível) (ANDRÉ LUIZ COTTER), Escrevente Técnico Judiciário, digitei e providenciei a impressão. Eu conferi, subscrevi e assino por ordem da MM. Juíza de Direito.
Está datado de 26 de maio de 2003.
Não assino o recebimento desse Mandado de Intimação, pois o presidente não autorizou. O Oficial de Justiça, ANTÔNIO, telefona para a juíza e ela determina que deixe o Mandado na Sociedade assim mesmo.
O CORONEL MENDES chega nesse momento e, com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, passamos a discutir sobre o assunto. Ele telefona para o advogado TOSO, da FARAH SERVICE, colocando-o a par do que está acontecendo. Essa luta está se tornando difícil. Não se consegue falar com o advogado CARRARO.
Visita-nos, já depois das 16 horas, o TENENTE GIANPAOLO DONATO GIAQUINTO, da PM-2, que foi agraciado com a medalha MMDC no dia 23 de maio e não pode recebê-la dada as características de seu trabalho no serviço reservado. Combino com o Sr. MARCONDES a entrega dessa medalha no dia 6 de junho, na reunião da Diretoria Executiva.
Deixo o MMDC bastante amolado com mais essa investida deselegante do IPH, agora acusando frontalmente a FARAH SERVICE de ter copiado o seu projeto. Cria uma situação difícil para a Sociedade, principalmente agora que se vai aproximando a DATA MAGNA de SÃO PAULO, o NOVE DE JULHO.

O INDEPENDIENTE, da COLÔMBIA, venceu o GRÊMIO por 2 a 1, em MEDELLIN, se classificando para a semifinal. O gol que eliminou os gaúchos foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo.

GUSTAVO KUERTEN atropelou o marroquino HICHAM ARAZI em ROLAND GARROS: venceu por 3 sets a zero e carimbou sua passagem para a terceira rodada. Foi a sexta derrota de ARAZI para GUGA em sete confrontos. GUGA enfrentará agora o argentino GASTON GAUDIO.

O traficante paulista CLÁUDIO ROBERTO MOREIRA PACHECO, 35 anos, conhecido como “SUSSUQUINHA”, fugiu hoje de madrugada, pelo portão da frente do quartel do BATALHÃO DE CHOQUE da PM, no ESTÁCIO, zona norte do RIO. Segunda a Secretaria de Segurança Pública, SUSSUQUINHA serrou duas grades da cela, atravessou o pátio do quartel, onde havia sentinelas armadas de fuzil, e saiu pelo portão – o único acesso ao batalhão e sempre protegido por PMs armados com pistolas e fuzis. O secretário ANTHONY GAROTINHO determinou a prisão dos 13 PMs que estavam de serviço e exonerou o comandante do batalhão, CORONEL JORGE DUARTE. SUSSUQUINHA, que seria ligado à façção criminosa paulista PCC (PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL), estava no BPChq desde o dia 2 de maio.

A Polícia Federal prendeu hoje, em BELO HORIZONTE, o detetive particular REINALDO PACÍFICO DE OLIVEIRA FILHO, acusado de matar a modelo CRISTIANA APARECIDA FERREIRA, em um hotel de luxo da capital mineira, em agosto de 2000. Ele estava foragido desde janeiro de 2003, após ter tido a prisão temporária decretada pela justiça. Com barba, cabelos maiores e alguns quilos a mais, ele se apresentava como “PASTOR PAULO” e, segundo a PF, chegou a conduzir cultos em uma igreja. O caso da modelo CRISTIANA ganhou conotação política devido à ligação dela com empresários e políticos mineiros. Em fevereiro, a Promotoria denunciou REINALDO PACÍFICO pelo crime.

PREMIADO com um milhão de dólares, pela Fundação BILL & MELINDA GATES, o programa de combate à AIDS do governo brasileiro, que distribui remédios de graça a portadores de HIV.
  
Uma mula, chamada JÓIA DE IDAHO, é o mais novo clone da ciência moderna. Ela nasceu no dia 4, na Universidade de IDAHO, EUA, mas só foi apresentada hoje pelos pesquisadores. Trata-se do primeiro clone de um eqüino. Outras duas mulas clones, parte do mesmo projeto, deverão nascer nas próximas semanas.

Os primeiros-ministros ARIEL SHARON de ISRAEL, e MAHMUD ABBAS, da AUTORIDADE PALESTINA, definiram hoje os termos para o prosseguimento da busca da paz. SHARON exigiu ação contra o terrorismo e ABBAS recebeu promessa de concessões, incluindo a retirada das tropas israelenses de áreas da CISJORDÂNIA e da FAIXA DE GAZA. Antes da reunião, ABBAS disse acreditar que conseguirá obter uma trégua do HAMAS. O encontro serviu de preparação da reunião que os dois terão com o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, na quarta-feira, dia 4 de junho, na JORDÂNIA.

O indiano HABIB MIYAN, nascido em 20 de maio de 1878, seria a pessoa mais velha do mundo, segundo autoridades de seu País, que vão tentar registrá-lo no “GUINESS BOOK” no lugar da francesa JEANNE LOUISE, que morreu aos 122 anos. ELE é cego há 50 anos, não bebe, não fuma e tocava clarinete.
    
Personalidades de todo o mundo parabenizaram hoje o ator BOB HOPE, que comemorou seu CENTÉSIMO ANIVERSÁRIO. Mais de dois mil cartões de felicitações chegaram de diversos pontos do planeta, desde a rainha da INGLATERRA até de veteranos que assistiram seus shows durante a 2ª GRANDE GUERRA. O evento, aliás, tornou-se um acontecimento nacional: 35 Estados americanos declararam hoje como o “DIA BOB HOPE”. Em diversas cidades, ruas, praças, escolas e estabelecimentos militares foram rebatizados com seu nome. Em HOLLYWOOD, estava previsto um show de aviões utilizados na guerra além da inauguração da praça BOB HOPE, na famosa intersecção entre a HOLLYWOOD BOULEVARD e a VINE STREET. Com a saúde frágil, HOPE decidiu não participar de nenhum festejo, limitando-se a comemorar em sua casa, em TOLUCA LAKE, próximo de LOS ANGELES, ao lado dos quatro filhos adotivos e quatro de seus netos. “Preparamos um bolo com cem velas. Por precaução, deixamos os bombeiros avisados”, brincou DOLORES, com quem HOPE está casado há quase setenta anos. Mesmo com a ausência do comediante, seus vizinhos armaram uma grande festa, soltando cem balões no quarteirão onde vive. HOPE não faz nenhuma aparição pública desde 2000, quando inaugurou a GALERIA DE ENTRETENIMENTO AMERICANO que leva seu nome, em WASHINGTON. Pouco depois, ele foi hospitalizado por conta de uma hemorragia gastrointestinal, seguida de uma pneumonia. “Hoje estou tão velho que já nem tenho mais tipo sanguíneo!”

FALECEU em PARIS, aos 73 anos, o crítico francês PIERRE RESTANY. Figura sempre presente nos principais eventos de arte contemporânea do mundo, colaborador de diversas revistas e autor de obras como O LIVRO BRANCO DA ARTE TOTAL, RESTANY teve um papel ativo na produção artística das últimas décadas, não se contentando com o papel de observador passivo. Esteve, ao lado de importantes artistas franceses como YVES KLEIN, NIKI DE SAINT PHALLE e JEAN TINGUELY, à frente do movimento do NOUVEAU RÉALISME, que na década de 60 se coloca como uma alternativa européia ao avassalador movimento pop americano. Tendo sido criado no MARROCOS e com fortes relações profissionais da FRANÇA, ITÁLIA e IRLANDA, o crítico também criou vínculos profundos com o BRASIL. Ainda em 1961, MARIO PEDROSA lhe abre as portas da BIENAL. E, em 1967, quando era o responsável pelo setor de arte e tecnologia do evento, participou do boicote internacional em protesto contra a ditadura militar.
Desde 1963, ele dirigia a revista trimestral ARS. Nos últimos tempos, RESTANY vivia entre PARIS e MILÃO e presidia o PALAIS DE TOKYO, célebre instituição parisiense voltada para a produção contemporânea que foi reaberta no ano passado.


2 004   -  SÁBADO
A voz cristalina da atriz MARÍLIA PÊRA vai ecoar por todo o TEATRO FAAP a partir da noite deste sábado, quando estrear a peça MADEMOISELLE CHANEL. No papel de COCO CHANEL (1883-1971) a estilista que revolucionou a moda e os conceitos femininos, ela vai falar muito. “CHANEL era uma metralhadora verbal, pois acumulou histórias e conheceu muitas pessoas ilustres”, explica. Em 88 anos, ela presenciou fatos importantes e conviveu com pessoas que mudaram a história da humanidade. Escrita por MARIA ADELAIDE AMARAL, MADEMOISELLE CHANEL traça um perfil da mulher que se transformou em sinônimo de elegância quando suas criações funcionais se tornaram objeto de desejo de todo o mundo. Foi ela quem valorizou a malha, criou trajes esportivos, além, é claro, do tailleur, do corte de cabelo que leva seu nome e do perfume CHANEL N º 5, um cobiçado coquetel de 80 ingredientes. “Ela libertou as mulheres do espartilho”, comenta MARÍLIA, que interpreta CHANEL na sua fase madura.
   
MICHAEL SCHUMACHER faz a sua 60ª POLE POSITION na FÓRMULA UM, nesta manhã, para o GRANDE PRÊMIO DA EUROPA, do domingo, dia 30. SCHUMACHER vai se aproximando das 65 poles de AYRTON SENNA. Seria mais um recorde que ele vai tentar superar nas próximas corridas. Em segundo lugar sairá a revelação da BAR, o japonês TAKUMA SATO. O terceiro é JARNO TRULLI (o campeão de MÔNACO); em quarto, KIMMI RAIKKONEN; em quinto, JENSON BUTTON;  em sexto, JUAN PABLO MONTOYA e, em sétimo, o brasileiro RUBENS BARRICHELLO.

Telefona-me o CARLOS HOMEM. Conversou, via fone, com minha prima NAIR. Soube por ela da morte de minha mãe. Ele é sócio da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Logo mais quem me telefona é o CORONEL Res LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO ROCHA. Também quer me reconfortar pela morte de minha mãe.

Na tarde, recebemos a visita do PAULO ISHIKAWA e da MARGARIDA. Passam algumas horas conosco, neste sábado. O PAULO conta alguns episódios de sua família, principalmente relacionados com seus pais e sua infância; o comércio de bananas, depois a venda de doces, agora trabalhando nos correios.  Fala dos costumes japoneses, da ilha de OKINAWA, dos problemas criados pela 2ª Grande Guerra. Depois mudamos para os valores da nossa raça, citando AYRTON SENNA, PELÉ e outras pessoas que se sobressaíram por méritos próprios.  A tarde passa depressa com essas conversas. Enquanto conversamos, MARGARIDA e LUCINDA colocam em dia os seus assuntos. Saem de casa quase às 18 horas.

O PALMEIRAS faz 2 a 0 no CORITIBA e assume a vice-liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO. Essa partida, no PARQUE ANTÁRTICA, marca a estréia do técnico ESTEVAM SOARES. Gols de VÁGNER LOVES e NEN. Outros resultados: FLUMINENSE 1 x CRICIÚMA 1; PONTE PRETA 0 x JUVENTUDE 1; FIGUEIRENSE 1 x PAYSANDU 1. VITÓRIA 2 x INTERNACIONAL 1.

Se havia dúvida em relação à possibilidade de o tenista brasileiro, GUSTAVO KUERTEN, brigar pelo tetra-campeonato em ROLAND GARROS, hoje ela acabou. GUGA venceu o suíço ROGER FEDERER, líder do ranking mundial, por 3 sets a zero. GUGA passa para as oitavas-de-final do GRAND SLAM FRANCÊS. FEDERER foi campeão de WIMBLEDON, do ABERTO DA AUSTRÁLIA, do MASTERS DE HOUSTON, dos MASTERS SERIES DE INDIAN WELLS e HAMBURGO, o que valoriza muito a vitória de GUSTAVO KUERTEN.

O ator RAUL GAZZOLLA foi acusado pelo fotógrafo ANTÔNIO LAUDICIR TEIXEIRA de tê-lo agredido fisicamente com empurrões em um shopping de JAÚ, interior de SÃO PAULO.

A rebelião que se seguiu à fuga de 17 presos no começo da manhã prosseguia até o começo da noite na CASA DE CUSTÓDIA DE BENFICA, zona norte do RIO. De acordo com a polícia, o conflito inicial deixou oito feridos, sendo cinco presos e três policiais, e 26 pessoas foram feitas reféns pelos amotinados. A cadeia foi inaugurada há três meses e atualmente abriga 900 presos.  No final da tarde, dois dos reféns foram liberados pelos presos. Dos fugitivos, apenas três haviam sido recapturados até à noite.

Cinco homens, entre eles um ex-PM, foram vítimas de uma chacina na madrugada de ontem, no JARDIM BRASIL, zona norte da Capital. Eles foram baleados dentro de um bar no número 497 da avenida TENENTE SOTOMANO. O dono do bar, PEDRO VARELA DE OLIVEIRA, 46 anos, o ex-PM JOSÉ ADÍLSON BARBOSA, 42 anos; LUÍS CARLOS DE OLIVEIRA, 40; ADILSON FERREIRA PORTELA, 36, e ANTÔNIO MARCOS TEIXEIRA DA SILVA, 33, chegaram a ser socorridos, mas morreram após serem levados ao hospital.

O PM JAILTON GOMES DA SILVA, 28 anos, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio ao atropelar cinco pessoas na noite de ontem no CAMPO LIMPO, zona sul da Capital. SILVA teria ainda sacado uma arma após o acidente. As vítimas, jovens de 13 a 20 anos – entre elas, três irmãs –, estavam sentadas na calçada da Rua INÁCIO MANUEL TOURINHO por volta das 22 horas, quando SILVA passou com sua picape RANGER preta em alta velocidade e perdeu o controle do veículo. O PM, que estava fora do horário de serviço, disse aos policiais que sacou a arma para se defender da multidão que cercou o carro após o acidente. 
Chegou hoje ao HAITI o primeiro contigente de tropas brasileiras da missão de paz da ONU. Os brasileiros desembarcaram em PORTO PRÍNCIPE ainda sem local definido para serem abrigados. Ficam inicialmente em um galpão do aeroporto internacional. “Nossa primeira missão aqui é prover segurança. Depois, vamos buscar dar estabilidade política, econômica e social”, disse o CORONEL ANTÔNIO CARLOS FALLACE após a chegada. O comando da missão é do BRASIL, que fornece o maior contingente de tropas – 1.200 soldados do Exército e fuzileiros navais. Chegaram 42 homens hoje e mais 150 deverão desembarcar no dia 31 de maio, a bordo de aviões da FAB. O resto das tropas deverá vir de países como ARGENTINA, CHILE, URUGUAI e PARAGUAI. Mas até agora não estão definidos detalhes da participação.

FALECEU nesta Capital, aos 69 anos, o doutor LEONARDO FRANKENTHAL. Considerado um “velho leão dos tribunais”, com uma carreira muito bem-sucedida, desde menino demonstrava vontade de ser advogado. Paixão de criança aliada a um raciocínio muito ligeiro acabariam levando-o para o Fórum Criminal de SÃO PAULO. Ali, aos 13 anos, assistiu o seu primeiro júri. Destino e vocação estavam completados. Embora tentasse a poesia – nunca deixou de perpetrar versos sem compromisso –, foi na advocacia criminal que encontrou o sucesso que o levou a ser considerado um dos maiores advogados criminais do País. Gostava de ler, no original, os franceses RIMBAUD e VERLAINE. No seu extenso currículo, mais de oitocentas causas. À revista ISTO É, em entrevista, disse: “Nasci em uma família liberal, sem muitos recursos. Meu pai tinha uma tipografia e cresci sentindo o cheiro de papel e tinta. Quando estreei no júri, era como se estivesse em casa. Lá se discutiam diferentes assuntos”. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de SÃO FRANCISCO (turma de 1958), seu primeiro trabalho foi defender um cidadão acusado de homicídio. Primeira vitória. Dizia sempre: “O advogado criminal precisa nascer com atributos. Ter a responsabilidade à flor da pele e capacidade de transmitir o que vai pela alma. Ele precisa principalmente ter alma”. Num escritório decorado em estilo inglês, nos JARDINS, trabalhou obstinadamente em centenas de casos, levando-o inclusive a freqüentar um curso de iniciação à medicina legal. Alentados volumes contam por si só as suas décadas de advocacia criminal. São recortes de jornais que tratam de casos em que atuou. Defendeu, entre outros, o jornalista LOURENÇO DIAFÉRIA quando ele foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional, em 1977, devido a uma crônica que escrevera. Defendeu também o delegado SÉRGIO FLEURY, envolvido com o ESQUADRÃO DA MORTE e torturas. Todos os casos de repercussão em SÃO PAULO (na defesa ou na acusação) tiveram a participação do escritório do doutor FRANKENTHAL. Ao longo de sua vida possuía 36 diplomas. Reconhecido internacionalmente, pelo seu zelo profissional, era membro da SOCIÈTÉ INTERNACIONALE DE CRIMINOLOGIE, de PARIS, e integrava a INTERNATIONAL ACADEMY OF TRIAL LAWYERS, de LONDRES. Natural de SÃO PAULO, onde nasceu a 15 de fevereiro de 1935, era filho do doutor MARCOS FRANKENTHAL e de dona SARA FRANKENTHAL, falecidos. Deixa a filha LILIA, o genro FLÁVIO e a neta FLÁVIA. O enterro será realizado amanhã, no Cemitério Israelita do BUTANTÃ, onde o corpo está sendo velado.

BODAS DE OURO do casal CORONEL PM Ref JOÃO BOSCO DE OLIVEIRA e MARIA DULCE DE B. CASTRO DE OLIVEIRA, com a presença dos filhos, sete netos e um bisneto, autoridades, amigos e familiares, com missa no Santuário de SANTA TEREZINHA, na cidade de TAUBATÉ, com recepção no BUFFET JÓIA.
 
FALECEU O CORONEL PM Ref DELFIM CERQUEIRA NEVES, aos 86 anos. Integrou as fileiras da Corporação por 30 anos. Foi deputado estadual, ex-presidente do Clube dos Oficiais da PM e sua última unidade foi o 4º BPM (BAURU). Filho do senhor JOSÉ TELLES TEIXEIRA NEVES e de dona BEATRIZ AUGUSTA CERQUEIRA NEVES. Não deixa filhos. O corpo está sendo trasladado para o MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS –CAINGÁ– na ESTRADA DA PRATA, bairro VALE PARAÍSO, no RIO DE JANEIRO. O enterro é realizado neste dia.
Nasceu em 1º de dezembro de 1918. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 26 de abril de 1937. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 30 de dezembro de 1942. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de outubro de 1945; 1º Tenente – 24 de maio de 1946; Capitão – 25 de agosto de 1949; Major – 25 de agosto de 1958; Tenente-Coronel – 28 de janeiro de 1963; CORONEL – 20 de agosto de 1965.
          
TERRORISTAS aparentemente ligados à rede AL QAEDA mataram pelo menos 16 pessoas – nove sauditas e sete estrangeiros – numa série de ataques, hoje, na cidade petrolífera de KHOBAR, na ARÁBIA SAUDITA, e fizeram 50 reféns, vários deles ocidentais, em um complexo residencial.

O príncipe WILLIAM, filho mais velho de CHARLES e DIANA, aproveitou uma visita à fazenda de seu pai, em GLOUCESTER, na INGLATERRA, para fazer uma afirmação que, certamente, trouxe tranqüilidade à sua família. O rapaz, de 21 anos, planeja fazer carreira nas forças armadas, depois que terminar a universidade. Foi o primeiro sinal de que WILLIAM pode vir a seguir os passos de seu pai, tios e avô. A entrada para as forças armadas britânicas é vista como um rito de passagem para os jovens da família real. Em clima de harmonia, WILLIAM ainda ajudou o pai a cuidar do rebanho, alimentou os porcos e andou de trator na fazenda.

FALECEU a mulher considerada mais idosa do mundo, RAMONA TRINIDAD IGLESIAS JORDAN. RAMONA nasceu em 1889, em PORTO RICO. A holandesa HENDRIKJE VAN ANDEL-SCHIPPER, de 113 anos, é agora, oficialmente, a mulher de mais idade no planeta. RAMONA estava com 114 anos e foi vítima de uma pneumonia, em SAN JUAN, no PORTO RICO.

ASSISTO o filme “A VISÃO”, na GLOBO. É de 2000, dirigido por PAUL W. S. ANDERSON, com ANDREW McCARTHY, KEVIN  TIGHE, AMANDA REDMAN, JESSICA OYELOWO e HONOR BLACKMAN. Arquiteto americano atropela uma velha em LONDRES e, antes de morrer, ela lhe ensina o segredo de comunicar-se com os mortos, que ele utiliza na caçada a serial killer. Thriller bizarro, que aposta mais no mistério do que no suspense – são coisas distintas – e ostenta como curiosidade a participação de HONOR BLACKMAN. Ela foi uma das primeiras bondgirls, a PUSSY GALORE de OO7 CONTRA GOLDFINGER, em 1964.
   
2 005   :   -   DOMINGO
Uma temperatura muito boa nesta manhã. Assisto o GP DA EUROPA, onde a infelicidade tira o líder da prova, KIMI RAIKKONEN, na penúltima volta. Desde o início ele liderou, mas uma roda se soltou do carro e ele foi de encontro aos protetores, no guard-hail. FERNANDO ALONSO venceu a prova que lhe caiu no colo. Se for real a máxima do esporte de que todo campeão precisa de um pouco de sorte, ALONSO ficou muito perto do título da Fórmula 1. O piloto da McLAREN, vencedor das duas etapas anteriores, tem agora 32 pontos a menos do que o líder ALONSO. O pódio foi completado por NICK HEIDFELD, da WILLIAMS, e RUBENS BARRICHELLO, da FERRARI, que fez ótima corrida de recuperação. A primeira largada foi abortada após um problema com o RENAULT de GIANCARLO FISICHELLA, que largou dos boxes. Na segunda partida, HEIDFELD não aproveitou a vantagem de ser pole position e perdeu a ponta para RAIKKONEN, que abriu uma vantagem sólida. Mas o carro do finlandês começou a apresentar problemas no meio da corrida. A suspensão da McLAREN não resistiu às vibrações e se soltou do carro. A vitória foi de ALONSO. DAVID COULTHARD chegou em quarto; MICHAEL SCHUMACHER em quinto; GIANCARLO FISICHELLA em sexto; JUAN PABLO MONTOYA em sétimo; JARNO TRULLI em oitavo; VITANTONIO LIUZI em nono; JANSON BUTTON em décimo; KIMI RAIKKONEN em 11º; TAKUMA SATO em 12 º; JACQUES VILLENEUVE em 13º; FELIPE MASSA em 14º; TIAGO MONTEIRO em 15º.
  
Durante grande parte do domingo digito minhas memórias, agora com o computador instalado em meu quarto.
A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO faz uma ligação para mim. Conta ela que almoçou na cantina do WÁLTER TAVERNA – TRATORIA DA CONCHETA – e conversou a respeito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quando nos encontramos na LAPA, dia 24, no quartel do 21º D. SUP, o presidente eleito, CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI, a convidou para fazer parte de sua diretoria. Isso está de pé e a doutora NELLY quer acertar a questão do acervo da Sociedade.

Depois de seis partidas sem vitória, o PALMEIRAS venceu um SANTOS desfalcado por 2 z 1, pelo CAMPEONATO BRASILEIRO. Em BELO HORIZONTE, o CORINTHIANS garantiu a vitória por 1 a 0 em cima do ATLÉTICO MINEIRO, com gol de TEVEZ. Outros resultados: FLAMENGO 0 x FLUMINENSE 0; BOTAFOGO 2 x ATLÉTICO PARANAENSE 0; CORITIBA 1 x JUVENTUDE 2; PONTE PRETA 4 x VASCO 2; BRASILIENSE 1 x PARANÁ 0; INTERNACIONAL 1 x FORTALEZA 0.

Na tarde de 26 de agosto de 1990, quando pôs no peito a medalha de campeão paulista, defendendo o modesto BRAGANTINO, MAURO SILVA, até então conhecido apenas em parte do Estado de SÃO PAULO, não imaginava que poucos anos depois seria campeão mundial com a seleção brasileira e ídolo na ESPANHA. Desde a noite de hoje, após a partida entre sua equipe, o DEPORTIVO LA CORUÑA, e o NUMÂNCIA, MAURO SILVA tornou-se um ex-jogador de futebol (ele não participou do jogo que terminou empatado por 1 a 1, em NUMÂNCIA, por contusão e oficialmente desligou-se da agremiação). Mas não daqueles que passam e vão embora sem deixar nenhuma marca. A prefeitura de LA CORUÑA decidiu dar seu nome a uma rua da cidade, como forma de homenageá-lo pelos bons serviços prestados à equipe local por tanto tempo: 13 anos. Poucos atletas no mundo defenderam por tanto tempo um time – ainda mais fora de seu país. Seu principal título foi o da COPA DO MUNDO de 1994, nos EUA, com a seleção brasileira. Entre outros, conquistou a COPA AMÉRICA, em 1997, e a LIGA ESPANHOLA na temporada 1999-2000. Agora, aos 37 anos, quer curtir um pouco a família e os amigos no BRASIL para, depois, voltar ao futebol, como dirigente ou técnico.

Cerca de 1,8 milhão de pessoas, segundo a PM, lotaram a Avenida PAULISTA durante a 9ª edição da PARADA DO ORGULHO GAY de SÃO PAULO, que teve como tema a parceria civil entre homossexuais. Gente com roupa demais e outros “vestidos” só de purpurina deram o tom da festa da diversidade. Shows e trios elétricos animaram a multidão. Um verdadeiro deboche.

A dona-de-casa ADRIANA CUSTÓDIO DE OLIVEIRA, de 32 anos, matou o marido, o PM CLÁUDIO ROBERTO DE OLIVEIRA, de 30 anos, das RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR (ROTA), com três tiros disparados da própria arma do soldado. Segundo ERENILDA HELENA FERNANDES ALVES, de 49 anos, mãe do PM, a filha caçula do casal, de oito anos, viu tudo. O crime ocorreu em GUARULHOS. O policial militar foi enterrado hoje à tarde no Cemitério da VILA RIO. ADRIANA alegou legítima defesa e que estaria cansada de apanhar durante mais de dez anos de um conturbado casamento. Ela discutiu novamente com o marido, que a teria espancado, mais uma vez. ADRIANA teria comentado que CLÁUDIO chegou a ameaçá-la com uma faca. Para se defender, ela pegou o revólver do marido e atirou três vezes, atingindo-lhe o ombro direito, o quadril e a virilha. Depois, ADRIANA pediu socorro e telefonou para se entregar à polícia. O PM, que desde 1994 trabalhava na Corporação, foi levado para o Hospital Municipal de Emergência de GUARULHOS, onde morreu.

Três homens foram flagrados dando uma voltinha, hoje de madrugada, numa viatura do Grupo de Operações Especiais (GOE), no município de BARUERI. O veículo estava numa funilaria para que fossem feitos reparos na lataria e uma pintura geral. O dono da oficina, VÍTOR EUSTÁQUIO NONATO, de 39 anos, contou que usou o carro apenas para buscar um cilindro de oxigênio na casa de um amigo.

Falece o sul-africano da CIDADE DO CABO, HAMILTON NAKI, aos 78 anos, falece. Ele foi o médico-cirurgião que retirou do corpo da doadora acidentada o coração que seria utilizado no primeiro transplante cardíaco humano bem-sucedido, em 3 de dezembro de 1967. O cirurgião-chefe da equipe, CHRISTIAAN BARNARD, tornou-se uma celebridade mundial, enquanto HAMILTON NAKI permaneceu no anonimato por ser negro no país do apartheid. Ele nasceu no dia 26 de junho de 1926. Seu nome batiza uma praça no bairro de VILA MARIA.

O pódio da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, encerrado neste domingo, confirmou que o BRASIL domina o esporte. Todas as medalhas do torneio disputado em OSAKA, no JAPÃO, ficaram com atletas brasileiros. ANA PAULA e SHAYLYN, que jogaram juntas pela última vez, venceram JULIANA e LARISSA por 2 sets a 1 e coroaram com o ouro o fim da parceria. As campeãs olímpicas ADRIANA BEHAR e SHELDA ganharam das suíças KUHN e SCHWER por 2 a 0 e ficaram com o bronze.

Faltaram seis voltas para que DANICA PATRICK se tornasse a primeira mulher a vencer as 500 milhas de INDIANÁPOLIS. Mesmo assim ela fez história ao liderar a prova em chegar em quarto lugar, o melhor resultado de uma corredora nas 89 edições da corrida. Aos 23 anos, DANICA é a sensação da Fórmula INDY. Ela largou em quarto, andou na frente em 20 das 200 voltas da prova e foi superada pelo vencedor, o britânico DAN WHELDON, ao parar nos boxes no final da corrida. O brasileiro VÍTOR MEIRA chegou em segundo.
 
JÚLIO CÉSAR CHÁVEZ, de 42 anos, despediu-se do boxe hoje de madrugada, ao derrotar o norte-americano IVAN ROBINSON, por pontos, após dez roundes. Em 25 anos de carreira, CHÁVEZ lutou 114 vezes. Foram 107 vitórias (88 nocautes), cinco derrotas e dois empates, em 25 anos no ringue.

Em ROLAND GARROS, ROGER FEDERER passou para as quartas-de-final ao derrotar o ex-campeão de ROLAND GARROS, CARLOS MOYÁ. No feminino, SESIL KARATANTCHEVA venceu EMMANUELLE GARGLIARDI; ELENA KIKHOVTSEVA bateu ELENA DEMENTIEVA; LINDSAY DAVENPORT eliminou KIM CLIJSTERS; MARY PIERCE ganhou de PATTY SCHNYDER.

A Constituição da União Européia foi rejeitada hoje pela maioria dos eleitores franceses. O resultado do referendo popular abre uma crise no bloco e pode vir a representar golpe fatal contra a CARTA, elaborada para melhorar o funcionamento da EU. A derrota pode enfraquecer a FRANÇA no bloco de 25 países, paralisar a integração econômica e desestabilizar mercados financeiros. O resultado das urnas também prejudica o presidente JACQUES CHIRAC, dois anos antes das eleições presidenciais e legislativas. Após o referendo, CHIRAC disse que o resultado cria dificuldades para defende os interesses do país junto ao bloco. Muitos dos eleitores franceses quiseram punir CHIRAC e o seu governo conservador pela taxa de desemprego de 10,2%, a mais alta em cinco anos.

ASSISTO nesta noite o filme da GLOBO “A GUERRA DE LOGAN EM DEFESA DA HONRA”. Ainda criança, LOGAN assiste o assassinato brutal de seus pais e de seus irmãos pela máfia. Cresce com a idéia fixa de vingança. Consegue se infiltrar na quadrilha e chegar até aos criminosos, iniciando então a revanche.

2 006   :  -   SEGUNDA-FEIRA      /2224  2  118231
Em SANTA FÉ DO SUL, por volta das 10 horas, irá começar a CAMINHADA NOVE DE JULHO. Não tenho notícias do que aconteceu ontem, naquele município. O CORONEL ARY CANAVÓ iria representar o presidente. No entanto, nada sabemos sobre o show do TENENTE-CORONEL PM ARRUDA.
Pela manhã, vejo o retorno às obras do salão que está sendo construído, defronte de casa. Nesta semana deverá sair a laje desse salão. Aos poucos, o sonho da LUCINDA e MARLENE vai se tornando realidade. O acabamento desse salão é o grande problema. Vai faltar dinheiro para a conclusão completa da obra. LUCINDA pensa num novo empréstimo, mas dessa feita por parte do CABO PM JOÃO GOMES, porque já não mais podemos assumir dívidas.
Vou tarde para SÃO PAULO. No entanto, tudo está muito calmo nesta segunda-feira. Os oficiais estão trabalhando normalmente e apenas falamos de serviço. Depois, numa Sociedade vazia, sem o presidente GINO e CORONEL MENDES (este se encontra em MOGI MIRIM), vamos receber instruções do PEDRO com relação a digitilização de imagens. Vieram as fotos tiradas no dia 23 de maio, durante a solenidade do 74º Aniversário do DIA DA JUVENTUDE. Atualizo minhas memórias no computador que está à minha disposição, agora numa dependência à direita de quem entra no MMDC. Todos os computadores (3) trabalham em rede.
Mantenho um contato com o TENENTE LUIZ ANTÔNIO, da 5ª EM/PM a respeito de três diplomas que precisam ser feitos para agraciados de última hora que surgiram nos preparativos para a Solenidade do 5º BIL, em LORENA, no próximo dia 1º de junho. Mandamos os nomes via e-mail. Converso, via fone, com o presidente GINO. Ele diz que está em vias de ir para uma solenidade na Assembléia Legislativa, onde será prestada uma homenagem à colônia italiana.
Depois das 16 horas, visita-me AMÉRICO. Vem me trazer material que lhe havia encomendado pela manhã. Por volta das 16:30 horas deixo a Sociedade. Regresso para GUARULHOS.
Nesta noite, pela televisão, vejo as fotos tiradas no dia 23 de maio, no Obelisco, e, no computador, coloco aquelas em que apareço nos meus documentos. Também, vejo, no computador, as fotos tiradas na solenidade da LOJA ROMA. 

Com início às 21 horas, assisto mais um capítulo de LOST - segunda temporada. CHARLIE torna-se um problema para seus companheiros na ilha. Ele relembra um passado confuso, onde seu irmão teve problemas terríveis com as drogas, perdendo emprego e família. CHARLIE e LIAM se apresentavam em shows, mas a droga fez perder tudo. Ele acha que precisa salvar o pequeno AARON, filho de CLAIRE. Enciúma-se que vê a moça em companhia de LOCKE. Tem um pesadelo em que salva a criança no mar, onde está abandonada num cesto. Na verdade, ele pegou AARON e o ia conduzindo para a praia. O pessoal fica revoltado com suas atitudes, principalmente a mãe do bebê. Numa noite, ele põe fogo na floresta. O incêndio chega a ameaçar o acampamento. Enquanto todos estão ocupados em apagar o fogo, ele rapta AARON e é surpreendido por CLAIRE. LOCKE chega até a agredi-lo. Ele não sabe que seu comportamento é anormal. Vai até um tronco oco, onde escondeu as estatuetas com a droga, mas é surpreendido por LOCKE. Este recolhe todas as estatuetas, escondendo-as no abrigo.
Abandonado e ferido, CHARLIE ainda é auxiliado pelo médico JACK. Enquanto isso, EKO, como padre, batiza AARON e também a mãe. É um capítulo enigmático, procurando traduzir o delírio de CHARLIE.
Quero assistir o capítulo de 24 HORAS, apresentado às 22 horas pela FOX, mas o canal está muito ruim. Fico frustrado ao perder a seqüência da quinta série.

SUZANE VON RICHTHOFEN deixou às 17:40 horas o Centro de Ressocialização de RIO CLARO, em uma BLAZER do DHPP. Sentada no banco de trás, acompanhada por dois policiais, a garota foi levada para a casa de seu tutor, o advogado DENIVALDO BARNI, no MORUMBI, zona oeste de SÃO PAULO, onde cumpre prisão domiciliar até o julgamento, no dia 5 de junho.

Policiais da Divisão Anti-Seqüestro prenderam em ITANHAÉM, um suspeito de ter planejado o seqüestro do jornalista IVANDEL GODINHO JÚNIOR, em 22 de outubro de 2003. Dois outros suspeitos do crime já haviam sido presos, em 26 de janeiro de 2005. A polícia acredita que o depoimento do criminoso possa levar ao encontro do corpo do jornalista. MIGUEL JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR, de 26 anos, o JUNINHO, foi preso na última sexta-feira, dia 25, no bairro VILA NOVA ITANHAÉM, pela equipe do delegado EDUARDO CAMARGO, da Divisão Anti-Seqüestro (DAS).

MORREU, aos 13 anos, KAT SCHÜRMANN, a caçula da família brasileira que deu a volta ao mundo duas vezes num barco. Portadora do vírus HIV, ela não resistiu a mais uma pneumonia. Seu corpo será cremado amanhã, em SÃO PAULO, após cerimônia íntima com parentes e amigos. As cinzas deverão ser levadas à NOVA ZELÂNDIA, onde KAT nasceu e estão enterrados seus pais biológicos. Foi essa a promessa que HELOÍSA e VILFREDO SCHÜRMANN fizeram há dez anos, quando adotaram KAT, após ela perder a mãe. Na época, já sabiam que ela havia nascido soropositiva, mas, para evitar que sofresse preconceito, optaram pelo sigilo. KAT lutou bravamente pela vida. Por várias vezes, viu pequenos resfriados transformarem-se em princípios de pneumonia e sua saúde sempre exigiu cuidados. Ainda criança, KAT navegou 54 mil quilômetros no MAGALHÃES GLOBAL ADVENTURE – a histórica rota da esquadra de FERNÃO DE MAGALHÃES refeita pelos SCHÜRMANN. Até terminar em PORTO SEGURO em 22 de abril de 2000, na comemoração dos 500 anos do Descobrimento. A aventura foi acompanhada na internet por 1,5 milhão de pessoas, de 44 países, e por espectadores do FANTÁSTICO, da rede GLOBO. Sempre sorridente, KAT cativou o País. Fluente em inglês, português e espanhol, nos anos em que viveu no barco estudou por correspondência pelo mesmo método usado por crianças de circo. Nos últimos anos, com a família SCHÜRMANN vivendo em terra, em ILHABELA, litoral norte paulista, voltou à escola tradicional – freqüentava neste ano a 6 ª série. Apaixonada pelo meio ambiente e fascinada por histórias, mantinha contato com os amigos que fez pelo mundo por e-mail e tornou-se protagonista de um projeto que os SCHÜRMANN prometem continuar – um desenho animado onde ela viaja num veleiro mágico com uma boneca e um golfinho. Sua morte consternou amigos e fãs dos SCHÜRMANN. O site da família está lotado de mensagens, como esta: “KAT, nossa querida tripulante mirim, partiu (...) Foi navegar no mar de muita paz, amor e alegria, nos deixando muita saudades e pegadas. Bons ventos, KAT, nós todos amamos muito você.” No sábado, dia 27, às 17:30 horas, ela será homenageada na CAPELA SÃO JOÃO, em ILHABELA.

O pai do craque RONALDO deu um susto no filho às vésperas da COPA DO MUNDO. NÉLIO NAZÁRIO DE LIMA, de 57 anos, sofreu um acidente na manhã desta segunda-feira, na rodovia RIO-SANTOS. Para não bater de frente com um caminhão, NÉLIO jogou sua MERCEDES 180 para fora da pista e acabou caindo numa ribanceira. Apesar da queda de uma altura de quatro metros, o pai do jogador e os outros quatro ocupantes do carro sofreram apenas escoriações.

O decorador LÉO SHEHTMAN se inspirou na atriz CLÁUDIA RAIA para criar o Escritório da DIVA, durante a 20 ª edição da CASA COR. O evento, que este ano acontece no JOCKEY CLUB de SÃO PAULO, foi inaugurado nesta segunda-feira e ficará aberto no público até dia 9 de julho.

ACEITA como prova em um julgamento de homicídio uma carta supostamente psicografada. A carta, atribuída ao morto, ERCY DE SILVA CARDOSO, isenta a ré, IARA MARQUES BARCELLOS, sua ex-amante, do crime. Como o júri não precisa se justificar, não se pode saber que peso teve o documento na absolvição da ré. Em PORTO ALEGRE.

VIAJOU para CARACAS um grupo de 79 pernambucanos que precisam de cirurgia de catarata. Eles serão operados por médicos cubanos na capital venezuelana. A viagem e o tratamento estão sendo financiados pelo governo da VENEZUELA por ordem do presidente HUGO CHÁVEZ. No RECIFE. 

Pelo menos 14 pessoas morreram e 142 ficaram feridas hoje nos piores distúrbios ocorridos em CABUL desde a invasão do AFEGANISTÃO por forças dos EUA, em 2001. Os distúrbios na capital começaram quando um caminhão que fazia parte de um comboio das forças americanas ficou desgovernado e se chocou com vários automóveis em um movimentado cruzamento. No acidente morreram cinco pessoas, segundo um comunicado do palácio presidencial, ou apenas uma, segundo o Exército americano. A batida de trânsito desencadeou uma reação furiosa na multidão, que passou a atirar pedras contra os veículos militares, aos gritos de “Morte aos EUA, morte a KARZAI (o presidente afegão)”. As forças de segurança americanas reagiram abrindo fogo contra os civis.

Mais de 50 rebeldes do deposto movimento radical islâmico TALEBAN morreram hoje em um bombardeio liderado pelos EUA contra uma mesquita na Província de HELMAND, disse o vice-governador, AMIR MOHAMMAD AKHUNDZADA. Os taleban estavam reunidos na mesquita de KAJADI, quando o bombardeio foi lançado antes do amanhecer. O ataque aconteceu depois que um comboio de tropas do Ocidente foi o alvo de um grupo de taleban.

Insurgentes iraquianos promoveram hoje uma onda de atentados com carro-bomba e outros tipos de ataque, tanto nas regiões xiitas como sunitas do IRAQUE, causando a morte de pelo menos 50 pessoas, incluindo dois membros da equipe técnica da TV americana CBS. O cinegrafista PAUL DOUGLAS e o operador de som JAMES BROLAN, ambos britânicos, morreram quando um carro-bomba explodiu na passagem do comboio militar que eles acompanhavam, no centro de BAGDÁ. Um soldado americano e um trabalhador também foram mortos nesse ataque, que deixou em estado crítico a correspondente da CBS, a jornalista KIMBERLEY DOZIER.

A fantástica marca de RAFAEL NADAL de 54 vitórias consecutivas em quadras de saibro – quebrando o recorde do argentino GUILLERMO VILAS de 1977 – mereceu emocionante cerimônia em ROLAND GARROS. Ao derrotar o sueco ROBIN SODERLING, o tenista espanhol foi surpreendido pela presença do ex-campeão VILAS e do presidente da Federação Francesa de Tênis, CHRISTIAN BIMES, com um troféu bastante original. Dentro de uma caixa de vidro estavam todas as etapas da elaboração de uma quadra de saibro, desde a base de pedregulho até a superfície de terra batida.     
   
2 007    :   -     TERÇA-FEIRA
Há uma certa euforia pelos primeiros dias do “lan house” do PAULO CÉSAR e KÁTIA. Tomara que continue assim. No final de semana e ontem, apesar de ser segunda-feira, tudo correu bem. Diz o PAULO CÉSAR que há 51 pessoas cadastradas.
Levanto tarde nesta manhã de frio. Vou tarde para a cidade de SÃO PAULO. Meus trabalhos no MMDS são simples. VICTÓRIO foi ao médico e os outros oficiais estão em destino. Apenas converso com RONALDO, encarregado de levantar todo o histórico da OPERAÇÃO NAVALHA.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, recebemos a visita do Professor MOACYR FORTE, Diretor Cultural e Cerimonial da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU – SP. Ele traz um documento assinado pelo Presidente WÁLTER MELLO DE VARGAS, com os seguintes dizeres:
   A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU – SP, instituição formada por Militares e Civis a serviço das Nações Unidas, denominados “BOINAS AZUIS”, atuantes no cenário internacional junto às nações em conflito, desde 1956, restabelecedores da Ordem e da Paz, sendo agraciados com o Prêmio Nobel da Paz em 1988 e 2001, vem mui respeitosamente apresentar o nosso APOIO ao Movimento Paulistano em restabelecer a denominação original ao “Túnel 9 de Julho”.
   Nossa instituição estará sempre presente e unida a todos os movimentos sociais e históricos do MMDC, na luta pela preservação da memória de 32.
   Renovamos o nosso apoio e colocamo-nos a disposição dos heróis constitucionalistas, nesta instituição, mobilizada para que todos pratiquem a Cidadania “cuidando de sua cidade”.

Este documento já é entregue ao advogado ROMAGNOLI, tão logo ele chega na Sociedade, nesta tarde. A idéia é encaminhá-lo ao relator do processo que se encontra na 2ª instância.

CORONEL MENDES acaba de registrar no livro competente os diplomas das medalhas que serão entregues amanhã no 2º BPE e no dia 1º de junho em GUARULHOS. Esteve com o Professor ADILSON CÉZAR e traz um CD com as imagens da noite do recebimento do COLAR DO ALVARENGA, em SOROCABA.
O PM GANNI DENER ZEPENINO, enviado pelo TENENTE-CORONEL TAGUTI, comparece nesta tarde no MMDC para montar as telas planas nos computadores que recebemos dele e também naqueles que já tínhamos na Sociedade.
Numa tarde muito fria, não é fácil retornar para casa. Logo que chego, recebo um telefonema desalentador do FRANCISCO GIANNOCCARO. Houve qualquer desencontro na Associação Comercial e parece que a solenidade marcada para o dia 2 de julho, no Pátio do Colégio, não irá acontecer. Ele recebeu essa notícia por vias dignas de crédito e irá ter uma conversa com o presidente ALENCAR BURTI para saber o que está acontecendo. Pede-me para que aguarde a reunião marcada para dia 4, da Comissão Cívica e Cultural.

Conhecida nacionalmente por suas pesquisas científicas, a UNICAMP vive hoje um mistério. Na noite de ontem, segunda-feira, o médico residente SANDRO DUGNANI, de 29 anos, foi encontrado inconsciente por um faxineiro dentro de um Box do vestiário masculino do Hospital das Clínicas, que funciona na universidade. Colegas tentaram reanimá-lo, mas ele morreu. DUGNANI estava no segundo ano de sua especialização na área de anestesiologia da UNICAMP. Aquele dia havia trabalhado no hospital até as 18:30 horas. Às 21:30 horas, quando foi encontrado pelo faxineiro JHOSEFF VIDINHA DE JESUS, de 21 anos, já não devia estar mais no hospital. “Cheguei para limpar o vestiário e vi que uma das cabines estava trancada. Bati e ninguém respondeu. Pude ver que tinha um corpo do lado de dentro”, conta JESUS.

O rabino HENRY SOBEL terá de prestar 100 horas de serviços voluntários no BRASIL, conforme acordo firmado hoje com a Justiça do condado de WEST PALM BEACH, na FLÓRIDA, ESTADOS UNIDOS. Os trabalhos comunitários substituem uma eventual pena de condenação a SOBEL, preso em 23 de março ao furtar quatro gravatas em três lojas especializadas do condado. O acordo, negociado durante cerca de um mês, foi firmado hoje entre o juiz MARK EISSEY, o advogado do rabino, e a promotoria do condado americano. HENRY SOBEL escolheu para cumprir a determinação a União Brasileira Israelita do Bem-Estar Social, BOM RETIRO, no centro da Capital.

A ministra ELIANA CALMON, do Superior Tribunal de Justiça, determinou o afastamento do diretor-executivo da Polícia Federal, ZULMAR PIMENTEL, do superintendente da instituição na BAHIA, CÉSAR NUNES, e do secretário de Segurança da BAHIA, PAULO BEZERRA.
PIMENTEL, NUNES, BEZERRA e RUBEM PATURY, ex-superintendente da PF em SERGIPE, são citados no relatório  da OPERAÇÃO NAVALHA elaborado pela Divisão de Contra-Inteligência da PF, setor encarregado de investigar crimes cometidos por policiais. Segundo o relatório, eles participaram do vazamento de informações para empresários investigados na BAHIA – como CLEMILTON REZENDE e ZULEIDO VERAS, dono da construtora GAUTAMA e principal alvo da OPERAÇÃO NAVALHA.

A funcionária de RH FLÁVIA SILVEIRA DA SILVA, que os médicos do Hospital Estadual MÁRIO COVAS, em SANTO ANDRÉ, no ABC, tentavam manter viva para salvar o feto de 17 semanas e cinco dias, sofreu aborto hoje e perdeu o bebê. “A natureza se incumbiu de rejeitar o feto”, lamenta o diretor técnico do hospital, MILTON BORRELLO. Os médicos também confirmaram a morte cerebral de FLÁVIA. SÓ após o aborto pôde ser feito o terceiro teste que faltava para confirmar o diagnóstico, o de apnéia. Eles deixaram a paciente dez minutos sem o tubo de oxigênio e constataram que a mãe havia parado de respirar. O quadro irreversível é o mesmo desde sábado à noite, quando FLÁVIA foi baleada na cabeça ao voltar de uma quermesse em SÃO BERNARDO.
A família de FLÁVIA ainda tem esperança de reverter a situação e não autoriza os médicos a desligarem os aparelhos que a mantém respirando.  

As cúpulas das Polícias Civil e Militar de SÃO PAULO estão em pé de guerra por causa do vazamento de notícias sobre uma suposta lista de propinas paga a distritos policiais. A polêmica esquentou hoje, com a reação dos militares à acusação, feita por delegados da cúpula da Polícia Civil, de que um PM admitiu ter fraudado a suposta lista.
Pela manhã, o comandante da PM, CORONEL PM ROBERTO AUGUSTO DINIZ, ligou para a assessoria do secretário da Segurança, RONALDO MARZAGÃO, contrariado com a divulgação da denúncia de fraude. À tarde, a Secretaria da Segurança negou a crise e desmentiu haver indícios de fraude. Às 22 horas, o delegado-geral MÁRIO JORDÃO TOLEDO LEME reafirmou as suspeitas da Polícia Civil. “Eles (os PMs) confirmaram que fizeram anotações nos envelopes. Isso será apurado para ver o que aconteceu. Eles deverão ser melhores inquiridos, pois haviam prestado um depoimento preliminar”.
O caso começou na sexta-feira, dia 25, quando PMs encontraram envelopes com 27 mil reais no carro do advogado JAMIL CHOKR, que bateu seu VECTRA num ônibus, na VILA GUILHERME, ao tentar fugir de um ladrão que estava de motocicleta. CHOKR é ligado a empresas de caça-níqueis. Nos envelopes e numa lista à parte, estavam relacionados valores e números que coincidem com os de DPs da capital. 

Indicado pelo presidente americano GEORGE W. BUSH para assumir a presidência do Banco Mundial ROBERT ZOELLICK. Em 2002, quando era representante do Comércio dos ESTADOS UNIDOS, ele foi chamado pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA de “o sub do sub do sub”. Agora é ZOELLICK quem tem subs.

Condenado à morte o ex-diretor do serviço chinês de controle de alimentos e produtos farmacêuticos ZHENG XIAOYU. Enquanto exercia o cargo, entre 1998 e 2005, XIAOYU recebeu 850 mil dólares em subornos para aprovar a comercialização de remédios e alimentos que se descobriu mais tarde serem nocivos à saúde. A sentença pode ser convertida em prisão perpétua. Em XANGAI. 

Um ex-executivo de uma corporação subordinada ao Ministério da Agricultura suicidou-se hoje se atirando da sacada de seu apartamento em YOKOHAMA, ao sul de TÓQUIO. A morte de SHINICHI YAMAZAKI, de 76 anos, ocorreu um dia após o ministro da Agricultura TOSHIKATSU MATSUOKA se enforcar. O ministro deveria prestar declarações ao Parlamento sobre uma série de escândalos. MATSUOKA era acusado de ter recebido 107 mil dólares em doações de 14 construtoras que disputavam licitações para projetos públicos dependentes de seu ministério.
No sábado, dia 26, as autoridades revistaram o apartamento de YAMAZAKI, ex-diretor da Agência Japonesa de Recursos Verdes, acusado de envolvimento em um caso de corrupção. Suspeita-se que o ministro tenho recebido doações de empresas contratadas por essa agência. A imprensa japonesa não relacionou diretamente os dois suicídios, mas o clima político ficou mais tenso hoje em TÓQUIO.

2 008      :    -      QUINTA-FEIRA
CONVITE
O Comandante do Vigésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, TENENTE-CORONEL PM RICARDO ANDRIOLI, tem a honra de convidar para a cerimônia comemorativa dos 19 anos de criação da Unidade.
29 de maio de 2008
10:00 h
Rua ALFREDO PIRAGIBE, 200 – VILOA BEATRIZ
SÃO PAULO
Para irmos até o 23º BPMM, o GINO e eu vamos aguardar a chegada do CORONEL PM MENDES na Rua PEDRO VICENTE, na ARMÊNIA. Há dezenove anos atrás, acompanhando o CORONEL PM PISANI, então Comandante do Policiamento da Capital, fomo inaugurar esse novo batalhão, subordinado ao CPA/M-5. Era comandante da Unidade o CORONEL PM LINEU GUARDIANO, que hoje também retorna ao batalhão onde foi seu primeiro comandante. Lembramos esse fato. Ali também se encontram, solidários com o TENENTE-CORONEL RICARDO ANDREOLI (que serviu durante anos no REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “NOVE DE JULHO”) os CORONÉIS PM Ref SINÉSIO, EDUARDO MONTEIRO, NIOMAR CYRNE BEZERRA, que também serviram na cavalaria. O CORONEL PM ANTÃO FERNANDES, Cmt do CPA/M-5, preside a solenidade, numa deferência do CORONEL PM FÉLIX (Cmt do CPA/M-10), mais antigo coronel da ativa presente. CORONEL PM Res HOLLYWOOD MARINS, CORONEL PM Res JOÃO BATISTA e outros ex-comandantes da Unidade também estão presentes.
O 19º aniversário do 23º BPMM transcorre de maneira singela, sendo condecorados com a Medalha do Mérito Pessoal vários PMs que se destacaram no serviço. Há entrega da Medalha Valor Militar e quatro medalhas MMDC, outorgadas pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Com vários problemas domésticos, o MENDES quer deixar logo a Unidade, depois do encerramento da solenidade. Ele deixa o GINO e eu na estação ARMÊNIA do metrô. O GINO vai para sua casa. Eu compareço no MMDC, onde preciso resolver alguns problemas importantes. Um deles diz respeito à Assembléia Legislativa. Definido que no dia 7 de julho, às 10 horas, será comemorado no Auditório JK os 76 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e o 54º aniversário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, agora precisamos saber se haverá ou não entrega da Medalha da Constituição. O CORONEL PM Ref NIOMAR está vendo essa situação.
Cumprimento o TENENTE-CORONEL PM MARTINS, Comandante do 11º BPMI, pelo seu interesse e presteza em buscar na casa do Sr MÁRIO, em JUNDIAÍ, uma caixa de madeira contendo as ORDENS DO DIA do MMDC, em 1932.
OSVALDO DIANA e sua filha ORIVALDA comparecem no MMDC nesta tarde. É que um estudante vai entrevistar o nosso ex-combatente, ainda Comandante do Exército Constitucionalista.
Tenho um problema com o computador. Não estão sendo impressos alguns assuntos retirados da Internet e colocados em minhas memórias. A MARINEI tenta me ajudar, mas não consegue. 
Somente depois das 17 horas é que estou deixando o MMDC. A temperatura cai e uma ligeira garoa atrapalha muito o trânsito na Marginal, da Via Dutra e mesmo na cidade de GUARULHOS.

O pedreiro VALDERI GALDINO, de 40 anos, entregou à polícia o filho FÁGNER GALDINO, de 18 anos, hoje pela madrugada, depois de saber do envolvimento do rapaz no seqüestro de um casal em DIADEMA, no ABC. Pai e filho chegaram de moto no 3º Distrito Policial da cidade às 3:20 horas. Na delegacia já estavam detidos outros dois envolvidos no crime: RÓBSON DE JESUS SANTANA, de 22 anos, e DANIEL PEREIRA, de 23. Uma mulher que integrava a quadrilha está foragida.

Em uma cadeira de rodas, com limitações de coordenação motora e dificuldades para falar, a bacharel em direito FLÁVIA CRISTIANE FUGA E SILVA, de 26 anos, recebeu hoje sua carteira de advogada. Paulista de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ela foi aprovada no exame 133 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) e será a primeira defensora com paralisia cerebral do Estado de SÃO PAULO.

Depois de partir para o ataque e contratar peritos para contestar o trabalho da polícia técnica de SÃO PAULO, a defesa de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ recuou hoje e cancelou a vistoria que seria feita no EDIFÍCIO LONDON, local onde ISABELLA foi morta. O médico legista GEORGE SANGUINETTI e a perita criminal DELMA GAMA chegaram a ligar para veículos de comunicação na quarta-feira, dia 28, anunciando que, ao final dos trabalhos no local do crime, detalhariam as contestações aos laudos oficiais.

O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou hoje a prisão do comerciante ISMAEL VIEIRA DA SILVA, de 23 anos, que confessou ter matado com um tiro na nuca o estudante ALEXANDRE ANDRADE REYS, de 18 anos, na noite da última sexta-feira, dia 23, durante uma briga de trânsito no JABAQUARA, zona sul da capital.

O ex-governador ANTHONY GAROTINHO, atual presidente regional do PMDB, foi denunciado pela Procuradoria Regional da República no RIO por formação de quadrilha armada. É a primeira vez que um governador ou ex-governador do RIO é denunciado por um crime.
GAROTINHO garantia politicamente a manutenção de uma organização criminosa que tinha como chefe o delegado ÁLVARO LINS, então chefe da Polícia Civil e atual deputado estadual, que foi preso hoje em flagrante pela Polícia Federal. Também foi decretada a prisão de outras nove pessoas, entre elas outro ex-chefe de Polícia Civil, o delegado RICARDO HALLAK.

Morreu nesta noite em SÃO PAULO o músico baiano WÁLTER SANTOS SOUZA, aos 77 anos, um dos nomes-chave da bossa nova. Tinha câncer e estava internado no Hospital ALBERT EINSTEIN. Pai da cantora LUCIANA SOUZA, ele criou e integrou o grupo ORIGINAL VOCAL, na década de 1940, e também participou do histórico LP CANÇÃO DO AMOR DEMAIS, de ELIZETH CARDOSO, considerado o marco inicial da bossa nova, há 50 anos. Avesso a entrevistas, foi o único nome-chave da bossa nova que não atendeu o jornalista RUY CASTRO na época em que este pesquisava para seu livro CHEGA DE SAUDADE.
Segundo o Dicionário CRAVO ALBIN DA MÚSICA BRASILEIRA, SANTOS iniciou a carreira nos anos 1940, em JUAZEIRO, na BAHIA. Em 1946, fundou, com JOÃO GILBERTO e outros amigos, o conjunto ENAMORADOS DO RITMO, ainda em JUAZEIRO. Em 1957, mudou-se para o RIO e viveu na mesma pensão que JOÃO GILBERTO. Deu aulas de violão e apresentou-se em casas noturnas. Ali conheceu  e casou com a poetisa TEREZA SOUZA, sua parceira em diversas canções.
Convidado por LUÍS CARLOS PARANÁ, mudou-se para SÃO PAULO em 1959. Trabalhou no Estúdio ELDORADO e foi fundador do selo SOM DA GENTE. Suas músicas foram gravadas por ALAÍDE COSTA, CLAUDETTE SOARES, ISAURINHA GARCIA, WÁLTER WANDERLEY, HERMETO PASCOAL, ZIMBO TRIO, MILTON BANANA, DICK FARNEY, PERY RIBEIRO, AGOSTINHO DOS SANTOS, JANE DUBOC, ELIS REGINA e JAIR RODRIGUES, MÁRCIA, LUIZ GONZAGA, CÉSAR CAMARGO MARIANO, MARISA GATA MANSA, entre outros. Em 2003, gravou com sua filha LUCIANA SOUZA o disco BRAZILIAN DUOS.

Com um placar apertado, as pesquisas com células-tronco embrionárias foram liberadas hoje no País pelo Supremo Tribunal Federal, dando sinal verde para a continuação dos estudos iniciados após a aprovação da Lei de Biossegurança, em 2005. No País, são pelo menos cinco projetos em andamento.
Em uma sessão tensa, marcada por duelos de argumentos entre os ministros, a Corte pôs fim ao embate judicial que durava três anos e colocava em lados opostos grupos religiosos e cientistas. Por 6 votos a 5, o artigo 5º da Lei de Biossegurança, que permite as pesquisas com células-tronco embrionárias para fins terapêuticos, foi julgado constitucional.

CLASSIFICAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS DE OFICIAIS SUPERIORES
De 29-5-2008
Classificando, em face de promoção:
o Ten Cel PM 82431-3 Álvaro Benedito Ferraz Prado, no CPA/M-8; o Ten Cel PM 84667-8 Antônio César Cardoso, no 4º BPAmb; o Ten Cel PM 93017-2 Antônio Augusto Spinieli, no 34º BPM/I; o Ten Cel PM 771284-7 Luiz Cláudio Galvão, no 33º BPM/I; o Ten Cel PM 771290-1 Robson Hilsdorf Lima, no 3º
BPM/I; o Ten Cel PM 773047-A Félix Antônio Tomasella, no 42º BPM/M; o Ten Cel PM 780469-5 Jorge Augusto Leme, no APMPMSP; o Ten Cel PM 781764-9 José Marcelino Teodoro Neto, no CPChq; o Ten Cel PM 781827-A Osni Rodrigues de Souza, no CPA/M-10; o Ten Cel PM 782545-5 Gilvandro Nunes da Silva, no 27º BPM/I; o Ten Cel PM 790485-1 Marco Aurélio Soares Aranha, no 30º BPM/M; o Ten Cel PM 790488-6 Almir de Campos, no 26º BPM/I; o Ten Cel PM 790534-3 Roberto da Silva, no 43º BPM/M; o Ten Cel PM 801121-4 Airton Alves da Silva, no CSM/O; o Ten Cel PM 801129-0 Edson de Oliveira Silva, no RPMon; o Ten  Cel PM 801138-9 Frank Andrade, no 13º GB; o Ten Cel PM 801139-7 Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli, no 18º BPM/I; o Ten Cel PM 801141-9 Hélio Verza Filho, no 3º BPRv; o Ten Cel PM 801155-9 Júlio Shergue, no GRPAe; o Ten Cel PM 801156-7 Leandro Antônio Graton, no 9º GB; o Ten Cel PM 801159-1 Márcio de Campos Verde, no 41º BPM/M; o Ten Cel PM 801164-8 Milton Sussumu Nomura, no 3º BPAmb; o Ten Cel PM 801165-6 Omar Lima Leal, no CBI; o Maj PM 790016-3 José Afonso Adriano Filho, no DSA/CG; o Maj QAOPM 790263-8 José Renato Barelli, no EM/E-Assist Adm, passando a condição de adido ao CPC; o Maj
PM 793122-A Benedito Pereira, no 28º BPM/M; o Maj PM 801098-6 Afonso César Evaristo dos Santos, no 15º BPM/M; o Maj PM 810328-3 Carlos Alberto Galindo dos Santos, no 42º BPM/M; o Maj PM810330-5 Carlos Magno da Silva, na PM-3; o Maj PM 810334- 8 Edilson Veneziani deSouza, no CPM; o Maj PM 810336-4 Eduardo de Mello Vargas, na DL; o Maj PM810357-7 Luís Henrique Falconi, na DF; o Maj PM 810368-2 Paulo César Berto, no
CBI; o Maj PM 810375-5 Rogério Bernardes Duarte, no CCB; o Maj PM 811917-1 Francisco Alberto Aires Mesquita, na PM-6;o Maj PM 812501-5 Audi Anastácio Felix, na PM-1; o Maj PM 822293-2 Carlos Alberto Protti, no 21º BPM/M; o Maj PM 822296-7 Carlos Eduardo Jorge Aguiar, no PMRG; o Maj PM 822318-1 Elivelth José Soares, no 31º BPM/M; o Maj PM 822325-4 Frank Yukio Fukui, na DTel; o Maj PM 822327-A Gustavo lockshuber, no 24º BPM/M; o Maj PM 822357-2 Lourenço Mondin, no 19º BPM/I; o Maj PM 822358-A Luís Antônio Jardini, no 23º BPM/M; o Maj PM 822376-9 Maurici Acrani, na DP; o
Maj PM 822421-8 Wagner Rodrigues, no CPA/M-1; o Maj PM 830570-6 Carlos Alberto Coelho Salesse, no 28º BPM/I; o Maj PM 830571-4 Carlos Eduardo Falconi, no GRPAe; o Maj PM 830574-9 Dario Garcia Medeiros, no CPA/M- 4, passando a condição de adido ao CSM/M Tel; o Maj PM 830590-A João Alfredo Grodzicki, no CSM/AM; o Maj PM 830599-4 Luís Alberto Syma, no 49º BPM/I; o Maj PM 830616- 8 Sérgio Aparecido Pincelli, no 5º BPM/M; o Maj Med PM 870918-1 Antônio Mizuaki Sera, no C Med; o Maj Med PM 870923-8 Paulo Mitsuru Matsuo, no C Med. Transferindo, por conveniência do serviço:
o Ten Cel PM 6191-3 Ricardo de Souza Ferreira, do 39º BPM/M, para o 9º BPM/M;  o Ten Cel PM 6287-1 Wanderley Mascarenhas de Souza, do 26º BPM/M, para o CCFO; o Ten Cel PM 7786-A Jairo Bonifácio, do CAES, para o 39º PM/I; o Ten Cel PM 0279-9 Carlos Sandes Pimentel, do 42º BPM/I, para o
2º BPM/M; o Ten Cel PM 90340-0 Carlos José da Veiga, do CPA/M-3, para o 26º BPM/M; o Ten Cel PM 90457-A Jair Paulo Guetz, do 18º BPM/I, para o 42º BPM/I; o Ten Cel PM 93254-0 Antonio Dirceu dos Santos, do CPA/M-9, para o 28º BPM/M; o Ten Cel PM 770417-8 Antônio Davi Vela, do 26º BPM/I, para o
8º BPM/M; o Ten Cel PM 771230-8 Edinaldo Cirino dos Santos, do 39º BPM/I, para o 21º BPM/I; o Ten Cel PM 771271-5 Almir Ribeiro, do CPChq, para o 16º BPM/M; o Ten Cel PM 771283-9 Luiz Carlos Fernandes, do CSM/M Tel, para o CAES; o Ten Cel PM 771292-8 Sérgio Moreira Payão Cruz, do 9º BPM/M, para o CPA/M-11; o Ten Cel PM 773001-2 Lúcio Teófilo Pacheco, do 9º GB, para o CPA/M-3; o Ten Cel PM 780117-3 Antonio Cláudio Cunha, do 13º GB, para o CSM/MOpB; o Ten Cel PM 781719-3 Alfredo Donizetti Collucci, do 3º BPRv, para o 44º BPM/I; o Ten Cel PM 782199-9 Carlos Benedito Carvalho Martins, do 30º BPM/M, para o 40º BPM/M; o Ten Cel PM 790426-6 Edvaldo Coev, do 41º BPM/I, para o 9º BPM/I; o Ten Cel PM 790439-8 Antonio Carlos Artêncio, do 28º BPM/M, para o CPA/M-9; o Ten Cel PM 790442-8 Gerson Daniel Rodrigues, do CBI, para o 18º GB; o Ten Cel PM 790454-1 Alécio da Silva Júnior, do CPAmb, para a C Mil, a contar de 14/5/08; o Ten Cel PM 790456-8 Francisco Carlos de Vasconcelos, do CSM/O, para o 37º BPM/M; o Ten Cel PM 790467-3 Silvio Antonio Arroyo dos Santos, da C Mil, para a DF; o Ten Cel PM 790480-A Paulo Garcia de Aquino, do 16º BPM/M, para o CDP; o Ten Cel PM 790483-5 Carlos David de Souza Mello, do 34º BPM/I, para o 22º BPM/I; o Ten Cel PM 790484-3 Francisco Tenório de Albuquerque Neto, do CPA/M-11, para o CSM/M Tel; o Ten Cel PM 790487-8 Ricardo Franco Bueno, do 43º BPM/M, para o 39º BPM/M; o Ten Cel PM 790489-4 Antonio Carlos de Souza, do 3º BPAmb, para o CPAmb; o Ten Cel PM 790502-5 Edson de Jesus Sardano, do 6º BPM/M, para o CPA/M-6; o Ten Cel PM 790517-3 José Félix Drigo, do 41º BPM/M, para o 6º BPM/M; o Ten Cel PM 790519- 0 Paulo José Muniz de Oliveira, do 42º BPM/M, para o 20º BPM/M; o Ten Cel PM 790525-4 Ronaldo Lima Teixeira, do CPA/M-10, para o CPC; o Ten Cel PM 801132-0 Elias Miler da Silva, da APMPMSP, para a PM-2, cessando sua adição à PM-3, passando à condição de adido ao EM/E; o Ten Cel PM 801170-2 Reginaldo Campos Repulho, do CSM/MOpB, para o CCB; o Maj PM 83078-0 Arnaldo
Rodrigues da Silva, do 6º BPM/M, para o 40º BPM/M; o Maj PM 86759-4 Antônio Carlos Chagas de Assis, do 9º BPM/M, para o 43º BPM/M; o Maj PM 91930-6 Antônio Ferraz dos Santos, do 43º BPM/M, para o 9º BPM/M; o Maj PM 701149-4 José Fausto Fernandes Prado, do 10º BPM/M, para o 6º BPM/M; o Maj PM 771044-5 Satoshi Chiba, do CCFO, para o 27º BPM/M; o Maj PM 773211-2 José Elerigton Paulino, do CSM/AM, para o 10º BPM/M; o Maj PM 780458-0 Carlos Eduardo Garcia, do 31º BPM/M, para o CPA/M-7; o Maj PM 780463-6 Ernesto Carlos da Costa, do CPA/M-7, para o 31º BPM/M; o Maj PM 780480-6 Roberto Oliveira Campos, do 21º BPM/M, para o CPA/M-10;
o Maj PM 780615-9 José Armando Alencar, do 30º BPM/M, para o 24º BPM/M; o Maj PM 781518- 2 Antonio Paulino de Oliveira, da DL, para o 37º BPM/M; o Maj PM 790527-A Ben Hur Batista, do 17º BPM/M, para o CPA/M-
12; o Maj PM 790542-4 Ademir Ferreira Furtado, do CCB, para o 2º GB; o Maj PM 790568-8 Sebastião Cabral Camargo, do CPC, para o 3º BPAmb; o Maj PM 790574-2 Wagner Quarterone, do CPM, para o 1º BPRv; o Maj Dent PM 800009-3 Edson Chammas, do CPA/M-2, para o C Odont; o Maj PM 801099-4 Aldemir Sanches, do 6º BPM/M, para o 30º BPM/M; o Maj PM 801101-0 Armando Tadeu Camargo, do 2º BPChq, para o 1º BPChq; o Maj PM 801114-1 Ricardo Miranda, do CPA/M-1, para o 34º BPM/M; o Maj PM 801115-0 Ricardo Silz, do 10º BPM/I, para o CAES; o Maj PM 801150-8 José Luiz Pelozzi, do 6º GB, para o 16º GB; o Maj PM 801158-3 Luciano Ferreira Casagrande, do 49º BPM/I, para o 26º BPM/I; o Maj PM 801179- 6 Sandro Afonso do Rego, do 3º BPAmb, para o CPAmb; o Maj PM 801493-A Márcio Eduardo Rodrigues Bueno, do 40º BPM/M, para o 6º BPM/M; o Maj PM 802131-7 Cláudio Mercadante, do 1º BPRv, para o 2º BPRv; o Maj PM 810307-A Elpídio Camargo Junior, do 16º BPM/M, para o 10º BPM/I; o Maj PM 810310-A Hamilton da Silva Coelho Filho, do 8º GB, para o 6º GB; o Maj PM 810344-5 Glauco Silva de Carvalho, da Correg PM, para a C Mil, cessando sua
adição à C Mil; o Maj PM 810363-1 Maurício Pedroso de Moraes, do 23º BPM/M, para o 16º BPM/M; o Maj PM 810640-1 Paulo Roberto Finocchiaro, da DF, para o CMed; o Maj PM 822271-1 Adelino Sinomar Pereira dos Reis, do CPA/M-4, para o 4º BPAmb; o Maj PM 822278-9 Alfredo Deak Júnior, da C Mil, para o CPC, cessando sua adição à APMSSP; o Maj PM 822286-0 Aparecido Pavanelli, do CPA/M- 12, para o 17º BPM/M; o Maj PM 822297-5 Carlos Henrique de Araújo, do 2º GB, para 4º GB; o Maj PM 822306-8
Didier Pires da Silva Filho, da DE, para o DSA/CG; o Maj PM 822321-1 Fernando Demétrio de Oliveira, do 37º BPM/M, para o 1º BPM/M; o Maj PM 822350-5 José Maurício Weisshaupt Perez, da PM-6, para o CCFO; o Maj PM 822354-8 Kerlis Ribeiro de Camargo, do 27º BPMM, para o 8º GB; o Maj PM 822365-3 Márcio Tadeu Anhaia de Lemos, do CPA/M-10, para o 25º BPM/M; o Maj PM 822377-7 Mauro Interliche de Oliveira, da D Tel, para a Correg PM, passando à condição de adido à D Tel; o Maj PM 822387-4 Otacilio José de Souza, do 1º BPChq, para o 2º BPChq; o Maj PM 822395-5 Reginaldo de Souza Braga, do CFSd, para a APMBB; o Maj PM 822405-6 Rogério de Oliveira Corte Brilho, da PM-1, para a PM-3; o Maj PM 822407-2 Rubens Delsin, do 4º GB, para o 9º GB; o Maj PM 822411-A Sérgio Moyses de Assis, do DSA/CG, para a DE; o Maj PM 822428-5 Wlauder Robson Gonçalves, da PM-3, para a APMPMSP; o Maj PM 822569-9 Sílvio Tucci, da PM-5, para o 4º BPM/M; o Maj Fem PM 830050-0 Clarice Mendes Gomes, do DSA/CG, para a PM-5; o Maj Fem PM 830052-6 Creusa Marcondes da Silva Parra, do 4º BPM/M, para o 14º BPM/M; o Maj Fem PM 830195- 6 Tânia Mara Saturi Borges Lima, do CAES, para o CFSd; o Maj Med PM 870908-4 Pedro Rebelo de Carvalho, do 19º BPM/I, para o CPI-9.
Passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo
fosse: o Maj PM 801173-7 Roberto Alves dos Santos, do CPI-6, ao 21º BPM/I. Cessando a condição de adido, por conveniência do serviço, junto ao PMon, do Maj Med Vet PM 870934-3 Jorge Luiz Lorenzetti de Lima, do CPChq.

2 009        :       -     SEXTA-FEIRA
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
CMSE – 2ª RM
HOSPITAL GERAL DE SÃO PAULO

O CORONEL MÉDICO FERNANDO STORTE, Diretor do Hospital Geral de São Paulo, tem a honra de convidar V.Exª / V.Sª e digníssima família para a solenidade em comemoração ao “DIA DO SERVIÇO DE SAÚDE DO EXÉRCITO BRASILEIRO e 89º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO HGeSP”, a realizar-se no dia vinte e nove de maio de dois mil e nove, às dez horas.
LOCAL: Pátio de Formaturas do Hospital Geral de São Paulo
               Rua Ouvidor Portugal, 230 – Vila Monumento – São Paulo SP. 

29maio2009NOTÍCIA DA MORTE DO CORONEL PM Ref FELÍCIO BUONAMICI
De: MOLICA, TERCIO
Data: 29/5/2009 09:57:50
Para: "Undisclosed-Recipient:,"@sasquatch8.adm.intranet
Assunto: Fw: BANDÃO: Nota de Falecimento
REPASSO MENSAGEM DO BONONI
POREM, NÃO POSSO ACRESCENTAR NENHUM DETALHE NOVO.
QUE DEUS ABENÇOE A ALMA DESSE QUE TB FOI UM DE MEUS QUERIDOS COMANDANTES
MOLICA
----- Original Message -----
From: José Carlos Bononi
To: b_a_n_d_a_o@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, May 29, 2009 9:44 AM
Subject: BANDÃO: Nota de Falecimento
29maio2009mensagem do CORONEL PM Res BONONI
É com profunda tristeza que repasso a notícia do falecimento do Cel Felício Buonamici.
Grande Comandante e companheiro.
O velório está sendo realizado no Chora Menino e ele será cremado, porém não sei o horário que sairá para o crematório.
Abs.
FELÍCIO BUONAMICI nasceu no dia 29 de fevereiro de 1932. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA no dia 10 de fevereiro de 1953. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 24 de agosto de 1957. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1959; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1963; CAPITÃO – 24 de maio de 1967; MAJOR – 15 de dezembro de 1975; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1980.

29maio2009inauguração do busto do CORONEL PM Ref DELFIM Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho para grupobarrobran.
mostrar detalhes 01:04 (9 horas atrás) Responder
Amigos e Amigas,
O saudoso Coronel DELFIM CERQUEIRA NEVES será alvo de justa homenagem, com a sua perpetuação em um busto de bronze, neste sábado, dia 30, às 11 horas, na sede da AOPM, no Tremembé.
Como sabem os seus contemporâneos, era ele o Presidente do "velho" Clube dos Oficiais quando, com o seu prestígio e o seu trabalho, a referida área foi conquistada para instalar a nossa sede.
O Cel Delfim foi muito mais do que o responsável por essa conquista, pois sabia como ninguém ser leal e enxergava além de seu tempo.
Em atividade na Corporação, destacou-se como Chefe da Casa Militar do Governo do Estado.
Foi fundador e Presidente do Grêmio Desportivo Força Pública, de cuja união com a Associação Esportiva da Guarda Civil, surgiria a Associação Desportiva Polícia Militar, que estendeu regionais por todo o território paulista e foi responsável pelo decisivo apoio que, juntamente com a preparação técnica de alto nível da Escola de Educação Física, impulsionou a representação desportiva da Corporação ao nível de destaque nacional e internacional em diversas modalidades.
Numa época em que conseguir votos pela situacionista ARENA era "missão impossível", recebeu consagradora aprovação a Deputado Estadual, com votos de Policiais Militares de todos os postos e graduações em todos os municípios do Estado.
A Administração Novos Rumos sente-se orgulhosa em poder convidar a todos os amigos e admiradores do homenageado para engrandecerem com sua presença este preito de gratidão e de justiça ao grande responsável pela privilegiada sede que enriquece o patrimônio material e moral da AOPM.
Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
Assessoria do Interior AOPM Novos Rumos
A AOPM CONVIDA A TODOS PARA A INAUGURAÇÃO DO BUSTO -
CEL. RES. PM DELFIM CERQUEIRA NEVES,
SÁBADO, ÁS 11H.
LOCAL: SEDE SOCIAL DO BARRO BRANCO
 R. MAMUD RAHD, 973

Trânsito um tanto quanto ruim numa manhã fria e chuvosa. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC sou surpreendido com irregularidades no NÚCLEO DE SÃO MIGUEL onde nem os próprios diretores são associados do MMDC. Telefono para o CAPITÃO PM ALEXANDRE e este vem com uma desculpa esfarrapada que estava esperando decisão da sede para resolver o problema do núcleo, que já existe há algum tempo. Passo a ele a seguinte mensagem:
Tendo em vista as irregularidades existentes no núcleo de São Miguel Paulista, onde nem os próprios diretores são associados da Sede, há necessidade urgentíssima de colocar em ordem a situação no prazo de 48 horas úteis determinando aos pretensos associados que enviem os débitos decorrentes.
Seria imperioso realizar reunião de emergência, alterando o estatuto do núcleo no que for conflitante.
Manda-me ele a mensagem que transmitiu aos associados:
BOA TARDE A TODOS,
Estou retransmitindo a mensagem recebida e sugerindo uma reunião extraordinária no Colégio Tobias de Aguiar em 2 de junho, às 9 horas.
Esclareço que estou colocando minha Presidência do Conselho Deliberativo a disposição
ALEXANDRE BUENO PINHEIRO
             CAPITÃO PM
De acordo com o Estatuto do núcleo de SÃO MIGUEL “o mandato dos Presidentes será de dois anos, excetuando-se a primeira eleição, onde o primeiro mandato cessará aos 22 de maio de 2009. Acredito que foi esquecida essa determinação, pois não se fez a Assembléia Geral Eleitoral para a escolha dos novos dirigentes do núcleo.

O CORONEL PM MENDES não passa pela Sociedade e telefono a ele e relato o que está acontecendo. Além disso, lhe mando as mensagens enviadas e respondidas pelo ALEXANDRE. Estou trabalhando nisso quando chega na Sociedade o LEONARDO LELLIS. Recentemente ele entrevistou em LIMEIRA os veteranos ESMERALDO e ULYSSES. Dou-lhe outros nomes, bem como a notícia de que a senhora DORINA NOWILL deverá assumir o Comando do Exército Constitucionalista no próximo dia 9 de julho, em substituição à dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA. Seria interessante ele entrevistar essa senhora que, na revolução, costurou fardas e angariou donativos para os soldados na linha de frente.
Recebo, via Internet, a minuta do Projeto de Lei sobe o “DIA DO ALVARENGA”. Veio deturpado e sem atingir o principal, ou seja, revogar a lei anterior que criou o nefasto MMDCA. Corrijo o texto e encaminho, vai e-mail, as alterações. Além disso, também telefono para o MAJOR PM AYRTON, assessor do Deputado OLÍMPIO, pondo ele a par dos erros existentes na minuta.
Estou saindo da Sociedade, acompanhado do LEONARDO, quando dou de encontro com o CORONEL PM Ref AMAURY DE ARAÚJO, transitando pela Rua ANITA GARIBALDI. Conversamos durante instantes. Diz ele que está residindo em BRAGANÇA PAULISTA. Fala também da morte do CORONEL PM Ref FELÍCIO BUONAMICI.  
Sobre a morte do BUONAMICI também recebo a seguinte mensagem:
Origem: 5ª EM/PM
Natureza: Novidades
Assunto: Falecimento do Cel Res PM Felício A. Buonamici
Criação em: 29/05/2009
Faleceu hoje, às 02:30h., no Hospital Cruz Azul de São Paulo, o Cel Res PM FELÍCIO ARNALDO BUONAMICCI, pai do promotor público Sérgio Cláudio Buonamicci (Aspirante da Turma de 1980).
O Velório dar-se-á à partir das 12:00h., no Cemitério Chora Menino, sito à Rua Nova dos Portugueses, 141 - Imirim - São Paulo.
O funeral será amanhã, em horário ainda não definido, no Crematório de Vila Alpina.
MARIA APARECIDA DE CARVALHO YAMAMOTO
Ten Cel Fem PM Chefe da PM-5

A operação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal, hoje pela manhã, na sede da Construtora OAS e na Prefeitura de GUARULHOS deve refletir no indiciamento dos ex-prefeitos JOVINO CÂNDIDO (PV) – 1999/2000; ELÓI PIETÁ (PT) – 2001/2008 e a construtora por fraude em licitação e improbidade administrativa. Coordenada pelo MPF (Ministério Público Federal), a ação teve como objetivo investigar o suposto desvio de 30 milhões de reais nas obras do Complexo Viário do RIO BAQUIRIVU. Assim como os ex-prefeitos deverão responder pelas possíveis irregularidades e terem seus sigilos bancários quebrados o ex-secretário de Obras ARTHUR CUNHA, atual presidente da PROGUARU (PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DE GUARULHOS), além de mais quatro engenheiros da Prefeitura e funcionários da construtora.
Segundo o promotor da República em GUARULHOS, MATHEUS BARALDI MAGNANI, uma representação feita pelo TCU (Tribunal de Contas da União), há dois anos, deu início às investigações do MPF: “Essa representação comprova a prática irrefutável de fraude no processo licitatório, um verdadeiro descalabro”, afirmou o promotor. “A obra orçada em 70 milhões de reais, custou cerca de 100 milhões aos cofres públicos. As investigações apuraram que ao menos 30 milhões foram desviados, um prejuízo de grandes proporções ao erário”, acrescentou MAGNANI. Ele afirmou ainda que não há indícios de que o valor supostamente desviado tenha sido usado como caixa dois em campanhas eleitorais. 
Para o promotor a obra foi feita de forma “promíscua”. “Essa ação causou em prejuízo colossal aos cofres públicos, porque contou com recursos das três esferas – municipal, estadual e federal”, disse. Os envolvidos devem ser indiciados pelo MPF e ter seu sigilo bancário quebrado nos próximos dias.

A enxurrada causada pelo rompimento da BARRAGEM DE ALGODÕES I, em COCAL DA ESTAÇÃO, no norte do PIAUÍ, teve como efeito colateral o isolamento de toda a região litorânea do Estado. A água do RIO PIRANJI atingiu o RIO PARNAÍBA e inundou as cabeceiras. Uma ponte a 30 km da barragem chegou a ser arrastada pelas águas. Todas as passagens da BR-343 acabaram interrompidas. O acesso às cidades de PARNAÍBA, LUÍS CORREIA, ILHA GRANDE, CAJUEIRO DA PRAIA e BOM PRINCÍPIO só pode ser feito pelo CEARÁ, o que aumenta o trajeto em 200 km. Em PARNAÍBA, segunda maior cidade do Estado, mais de 100 mil pessoas foram prejudicadas. No início da noite, 48 horas após o rompimento da barragem em COCAL DA ESTAÇÃO, mais uma vítima foi identificada. MARIA ANDREINA PEREIRA, de seis anos, foi retirada das margens do PIRANJI por policiais militares, em meio ao lamaçal em que se transformou a região.

O CINE MARABÁ, um dos cinemas mais antigos da capital, reabre para o público amanhã, após passar por uma reforma que durou 20 meses. O espaço, onde funcionava antes uma única sala de cinema, com capacidade para 1.655 pessoas, na Avenida IPIRANGA, no Centro, foi dividido em cinco salas de projeção menores, que exibirão sete filmes por semana. As obras de restauro do prédio, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo – CONPRESP – custaram 8 milhões de reais. O projeto, assinado pelo arquiteto RUY OTAKE, manteve o mármore das paredes, o piso de madeira, os lustres e pilares originais. A única modificação no hall original foi a instalação de uma bomboniere. As escadarias também foram restauradas e o balcão do piso superior ganhou duas novas salas de exibição – uma delas para filmes em 3D – enquanto no térreo há agora três salões ovais, com capacidade que vai de 150 a 450 pessoas. O MARABÁ foi inaugurada em maio de 1944, com a exibição do filme “DESDE QUE PARTISTE”, drama de JOHN CROMWELL, com SHIRLEY TEMPLE e CLAUDETTE COLBERT no elenco. A partir de amanhã, serão exibidos os filmes: MONSTROS & ALIENS, DIA DOS NAMORADOS MACABRO, DIVÃ, KILLSHOT – TIRO CERTO, UMA NOITE NO MUSEU 2, A FESTA DE GARFIELD e ANJOS E DEMONIOS.

A ex-estudante de Direito SUZANE VON RICHTHOFEN, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, MANFRED e MARÍSIA, em 2002, acusa o promotor de Justiça ELISEU JOSÉ BERNARDO GONÇALVES, de RIBEIRÃO PRETO, de assédio sexual. A denúncia está sendo apurada pela Corregedoria do Ministério Publico.
Em depoimento à juíza da Vara de Execuções de TAUBATÉ, no VALE DO PARAÍBA, SUZANE diz que GONÇALVES teria se declarado apaixonado por ela e, inclusive, lido poesias que escreveu inspirado nela, em sua sala, com música romântica de fundo. Em nota, o MP diz que o promotor nega veementemente a acusação e já apresentou sua defesa à Corregedoria.
O assédio, segundo SUZANE, teria ocorrido no período em que ela esteve presa na Penitenciária de RIBEIRÃO PRETO, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. O teor do depoimento foi publicado no blog VIOMUNDO, do jornalista LUIZ CARLOS AZENHA, e publicado pelo “JORNAL DA TARDE”. Segundo SUZANE, o promotor lhe disse que ela deveria confiar nele, porque a protegeria como ninguém. De acordo com SUZANE, o promotor a requisitou duas vezes no presídio e a teria obrigado a ficar a sós com ele em sua sala, por mais de dez horas. Em uma delas, providenciou até lanche.

O deputado estadual FERNANDO RIBAS CARLI FILHO renunciou ao mandato hoje, para escapar de um possível processo de cassação por quebra de decoro parlamentar e da perda de direitos políticos. Ele é acusado de dirigir bêbado, em alta velocidade e causar um acidente que resultou na morte de dois jovens em CURITIBA. Agora, sem foro privilegiado, CARLI FILHO vai ser julgado na Justiça comum. No cargo, seu caso iria para o Tribunal de Justiça do Estado do PARANÁ. Se o Ministério Público o denunciar por crime com dolo eventual, seu destino poderá ser decidido por um júri popular.     

O dólar caiu 1,94% e rompeu a barreira dos R$2, fechando a R$1,97 – menor cotação desde 1º de outubro de 2008. No ano, a moeda já perdeu 15,6%, desempenho que preocupa exportadores e o governo. A BOVESPA teve valorização de 12,49% em maio, liderando o ranking de investimentos pelo terceiro mês consecutivo. O índice da Bolsa ofereceu ganho de 41,67%, maior alta acumulada de janeiro a maio desde 1999.

Degravação da caixa-preta do avião que caiu em TRANCOSO (BA), matando 14 pessoas, indica que o KING AIR bateu numa árvore e voou desgovernado por cerca de 800 metros. Não há indícios de que a aeronave tenha apresentado falha mecânica.

Apesar do mau tempo, o Centro de Lançamento de ALCÂNTARA, no MARANHÃO, lançou no final da tarde o foguete de treinamento de médio porte IMPROVED ORION durante a OPERAÇÃO MARACATI I, uma parceria entre BRASIL e ALEMANHA. O lançamento não envolveu carga útil, mas marcou a retomada das operações do CLA, após aproximadamente dois anos. A cronologia para lançamento do foguete foi iniciada às 8:30 horas e teve de ser interrompida duas vezes por causa da chuva. O tempo melhorou e ao meio-dia foi aberta a janela de lançamento o projétil, que aconteceu às 16:25 horas. O IMPROVED ORION atingiu altitude de 93,7 km e permaneceu no ar por cinco minutos. O foguete caiu no mar a 80,9 km da costa e atingiu velocidade final de 4.700 km/h (quatro vezes a velocidade do som).
Três novos astronautas – um belga, um canadense e um russo – chegaram hoje à ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS) e se juntaram aos outros três presentes no espaço. E a primeira vez que a estação conta com uma tripulação completa – de seis pessoas.

Fontes do PENTÁGONO revelaram hoje que fotos recentes de satélite mostraram um movimento suspeito de veículos em dois locais de lançamento de mísseis da CORÉIA DO NORTE. Isso significa que os norte-coreanos podem estar se preparando para lançar um míssil de longo alcance. O movimento é similar ao que ocorreu durante os trabalhos prévios ao lançamento, no mês passado, de um míssil TAEPODONG-2, capaz de atingir o ALASCA. Sem fornecer detalhes, os americanos lembraram que os EUA estão monitorando de perto as bases de mísseis norte-coreanas, assim como outras instalações militares.

Centenas de milhares de sul-coreanos participaram hoje em SEUL do funeral do ex-presidente ROH MOO-HYUN, que se suicidou há uma semana após ser acusado de corrupção. Houve uma cerimônia ecumênica no centenário palácio GYEONGBOK, depois seu corpo foi velado na praça diante da Prefeitura. A homenagem a ROH transformou-se em um grande protesto contra o atual governo do conservador LEE MYUNG-BAK, com pessoas vestidas de amarelo, cor da campanha de ROH, gritando palavras de ordem. Entre 400 e 500 mil pessoas participaram do funeral.
ROH, de 62 anos, jogou-se de um penhasco no vilarejo de BONGHA, onde nasceu, no dia 23 de maio. Ele deixou uma nota descrevendo seu sofrimento como “insuportável” e pedindo a seus parentes que não ficassem “muito tristes”. ROH e sua família eram acusados de receber seis milhões de dólares em subornos. O ex-presidente pediu desculpas por sua mulher ter aceitado dinheiro de um empresário.

O produtor musical PHIL SPECTOR, de 69 anos, foi condenado hoje pela Justiça da CALIFÓRNIA a 19 anos de prisão pelo assassinato da atriz LANA CLARKSON, ocorrido seis anos atrás. SPECTOR trabalhou com os BEATLES e com a cantora TINA TURNER, entre outros. Segundo a corte, ele matou LANA com um tiro na boca depois de ambos saírem do clube noturno onde ela trabalhava. O produtor alegou que a atriz se suicidou numa crise de depressão.

2 010       :            SÁBADO
Embora sinta dores no corpo (será reumatismo?), estou tentando alimentar minhas memórias com a digitalização dos principais fatos da semana que está terminando. Há um certo acúmulo de serviço face a agitação dos acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente nos dias 23 e 25 de maio.
Esse trabalho é interrompido pela LUCINDA. Estamos sendo convidados a ir até a casa do NELSON e SORAYA para participar de uma pequena festa em homenagem aos 41 anos do FERNANDO, casado com uma irmã de criação da SORAYA. Ele fez aniversário ontem, dia 28, e achou melhor comemorar em reunião com a família, na residência do NELSON e SORAYA. Durante algumas horas permanecemos com a família da KÁTIA. Por volta das 21 horas continuo o trabalho no computador.

Recebo pela Internet algumas mensagens e a notícia da queda de um avião em MACEIÓ:
Um avião monomotor modelo EMB-201A, prefixo PT-GYX, locado à Usina Coruripe, colidiu contra uma linha de alta tensão, na manhã deste sábado, caindo em seguida e matando o piloto Antônio Bezerra Brandão, 55 anos. No momento do acidente, que ocorreu na zona rural de Feliz Deserto, distante 155 Km de Maceió, a aeronave sobrevoava uma plantação de cana-de-açúcar, e realizava o plantio de sementes de feijão por via área, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa sucro-alcooleira. Segundo testemunhas, o piloto foi socorrido, mas morreu antes de chegar ao Hospital Carvalho Beltrão, situado em Coruripe. O corpo de Antônio Bezerra Brandão, que apresentava diversos hematomas na região do pescoço, de acordo com funcionários da unidade hospitalar, foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, em Maceió, onde ocorre a necropsia e a liberação para o sepultamento. De acordo com um funcionário da Usina Coruripe, que preferiu não ser identificado, o acidente teria sido uma fatalidade. Isso porque, Antônio Bezerra Brandão, que trabalhava para a Empresa Aviação Agrícola Alagoana, teria cerca de 20 anos de experiência na condução de monomotores. O corpo do piloto será velado no Cemitério Campo Santo Parque das Flores, em Maceió. O sepultamento acontece às 9 horas deste domingo, de acordo com informações repassadas pelos familiares. Investigação: Quanto às causas do acidente, as investigações serão realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), visando detectar se houve falha humana ou mecânica. De acordo com a assessoria de imprensa da Usina Coruripe, a empresa sucro-alcooleira dará todo o suporte necessário aos familiares do piloto. "Ele era bastante experiente e, realmente, é muito intrigante o que ocorreu, mas, só a perícia da Aeronáutica irá apontar o que provocou o acidente. O piloto não era funcionário da Usina Coruripe, mas a direção da empresa irá disponibilizar todo o suporte necessário à família", assegurou em entrevista ao Tudo na Hora. (Josenildo Törres - Tudo Na Hora).
Defesa bem postada e boas chances de marcar. Em seu primeiro jogo como mandante longe do PARQUE ANTÁRTICA que, fechado para a construção da ARENA PALESTRA, só será reaberto em 2012, o PALMEIRAS fez quase tudo certo, mas esqueceu de um detalhe importante: o gol. A equipe não conseguiu balançar as redes do goleiro MÁRCIO, na ARENA BARUERI, pela quinta rodada do BRASILEIRÃO, e não saiu de um 0 a 0 diante do GRÊMIO PRUDENTE. Com o resultado, o VERDÃO dormiu no quinto lugar.
Terceiro colocado no MUNDIAL, apenas três pontos atrás da dupla da RED BULL (MARK WEBBER e SEBASTIAN VETTEL), com chances concretas de lutar pelo título, contratado pela FERRARI, a equipe dos sonhos de todo mundo. Nem isso deixa FERNANDO ALONSO animado. O espanhol largará amanhã em 12º lugar no GP DA TURQUIA. Não passou da segunda parte da classificação. O bicampeão talvez nunca tenha cometido tantos erros. Na AUSTRÁLIA, se envolveu num toque com SCHUMACHER e despencou para as últimas posições. Na MALÁSIA, tentou adivinhar a hora em que iria chover e se deu mal, largando lá atrás. Na CHINA, queimou a largada e foi punido. Em MÔNACO, bateu nos treinos livres e largou dos boxes. MASSA, oitavo no grid, também não estava lá muito contente com o desempenho da FERRARI.  A RED BULL dominou o grid de novo, com MARK WEBBER fazendo sua quarta pole no ano, terceira seguida, sétima do time na temporada. VETTEL ficou em terceiro, atrás de LEWIS HAMILTON, da McLAREN. JENSON BUTTON sairá em quarto, com MICHAEL SCHUMACHER em quinto, NICO ROSBERG em sexto, ROBERT KUBICA em sétimo, FELIPE MASSA em oitavo, RUBENS BARRICHELLO em 15º, BRUNO SENNA em 22º e LUCAS DI GRASSI em 23º lugar.
THOMAZ BELLUCCI comprovou estar em grande fase. Hoje, em ROLAND GARROS, o tenista derrotou o croata IVAN LJUBICIC e avançou pela primeira vez às oitavas de final de um GRAND SLAM. Na próxima etapa em PARIS o brasileiro vai enfrentar RAFAEL NADAL. Especialista no saibro, o espanhol, atual vice-líder do ranking, derrotou o australiano LLEYTON HEWITT. Nessa temporada, NADAL ainda não perdeu nesse piso. Ele soma 18 vitórias e os títulos dos MASTERS 1000 de MONTE CARLO, ROMA e MADRI. O retrospecto também não é favorável ao brasileiro. Ele enfrentou o espanhol em 2008 em ROLAND GARROS, e perdeu por 3 a 0.
Um condomínio de chácaras de altíssimo luxo, em VINHEDO, vinha sendo usado por uma quadrilha de seqüestradores como cativeiro, há 23 dias. Policiais da Delegacia Antisequestro de CAMPINAS libertaram a vítima, um comerciante de frutas da cidade, hoje e prenderam os bandidos – cinco homens e três mulheres, uma delas de 17 anos. O caseiro da mansão e a mulher, grávida, estavam entre eles. O comerciante foi seqüestrado em 6 de maio, quando voltava do trabalho, na CEASA de CAMPINAS. Os bandidos interceptaram o carro dele nas proximidades do condomínio onde mora e obrigaram-no a acompanhá-los, após encapuzá-lo.
A polícia ficou surpresa com a ousadia da quadrilha, que permaneceu no cativeiro todo esse tempo sem chamar a atenção. Além de o condomínio VALLE SANTA FÉ contar com total infraestrutura de segurança, o local é freqüentado, principalmente em finais de semana, por endinheirados e seus guarda-costas. A chácara mais barata custa um milhão. O ex-ministro JOSÉ DIRCEU tem um imóvel lá.

Um suspeito de matar a ajudante LUCIANA OLIVEIRA DOS SANTOS, de 34 anos, no JARDIM SÃO PAULO, em GUARULHOS, foi preso hoje. O crime aconteceu na madrugada de ontem. Os filhos da vítima contaram que a mãe chegou em casa com o suspeito, colocou as crianças no quarto e ficou na sala. Às 5 horas ouviram gritos e acharam a mãe morta a facadas no sofá.

Dois assaltantes foram presos em flagrante, hoje de madrugada, ao retornarem ao local do crime, uma agência bancária em GUARULHOS. Na noite de ontem eles haviam feito um buraco na parede e, mais tarde, voltaram para roubar. Em poder deles foram apreendidos arma, talões de cheques, tevê e um monitor de computador.  

Na chamada pré-campanha de 2010, os eleitores já viram JOSÉ SERRA tomando chimarrão no RIO GRANDE DO SUL e rezando para o PADRE CÍCERO no CEARÁ. DILMA ROUSSEFF pilotou um trator no interior de SÃO PAULO e afagou MINAS com flores no túmulo de TANCREDO NEVES. Desde abril, porém, eles não pisaram na região Norte – colégio eleitoral pequeno, mas que se destaca como o que mais cresce no País.

Abatido, mas bem-humorado, o vice-presidente JOSÉ ALENCAR recebeu alta médica às 11 horas de hoje no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde estava internado desde quinta-feira, com queixa de fadiga. Ele deixou a unidade ao lado da mulher, MARIZA, depois de uma rápida conversa com a imprensa, por volta das 11:50 horas. De acordo com informações fornecidas pelo hospital, exames apontaram que o vice-presidente apresentava anemia e quadro congestivo pulmonar. ALENCAR, de 78 anos, trava uma batalha contra o câncer há doze anos e já passou por quinze cirurgias.

O governo brasileiro ficou extremamente irritado com a tentativa dos ESTADOS UNIDOS de desmentir a carta enviada pelo presidente BARACK OBAMA ao presidente LULA, em relação ao acordo de troca de combustível nuclear do IRÃ. Uma entrevista considerada hoje por funcionários americanos voltou a inflamar as divergências entre BRASIL e EUA.
Sem representantes de primeira linha dos países desenvolvidos, a ALIANÇA DE CIVILIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS encerrou hoje o 3º Fórum Mundial com um documento final que não aborda assuntos polêmicos, como o acordo nuclear do BRASIL e da TURQUIA com o IRÃ, a questão palestina e a proposta de uma nova ordem mundial.
Em seu último dia, o 3º Fórum manteve um amplo foco de debates, que foi da ordem mundial à alfabetização midiática, passando por migrações e pela ajuda ao HAITI. O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, JOSÉ MIGUEL INSULZA, disse que a comunidade internacional perdeu uma oportunidade de se reorganizar após os ataques de 11 de setembro, nos EUA.

O vazamento de óleo no GOLFO DO MÉXICO, considerado pelas autoridades americanas o maior desastre ambiental do país, completa hoje 41 dias sem solução muito clara. A operação “top kill”, que começou na quarta-feira e fez o bombeamento de fluidos pesados e outros materiais.

O ator e diretor de cinema norte-americano DENNIS HOPPER morreu hoje em sua casa em VENICE, na CALIFÓRNIA, aos 74 anos. Ele sofria de câncer de próstata e seu estado de saúde havia piorado muito nos últimos meses. De acordo com amigos, HOPPER morreu rodeado por sua família.
Iniciada nos anos 1950, a carreira de HOPPER teve como grande marco o filme SEM DESTINO (EASY RIDER), de 1969, obra que ele dirigiu, escreveu e protagonizou – e que lhe rendeu uma indicação ao OSCAR de melhor roteiro e uma premiação como diretor no Festival de CANNES. O sucesso do filme inaugurou uma nova geração de produções, caracterizadas pelo baixo orçamento, fotografia inovadora e temática jovem. Nesse filme atuou ao lado de PETER FONDA e JACK NICHOLSON.
A trajetória de HOPPER inclui ainda diversos filmes que se transformaram em ícones do cinema, como JUVENTUDE TRANSVIADA (1955), no qual contracenou com JAMES DEAN e NATALIE WOOD; APOCALIPSE NOW (1979), épico de FRANCIS FORD COPPOLA sobre a Guerra do VIETNÃ. Ganhador da PALMA DE OURO do Festival de CANNES; VELUDO AZUL (1986), filme de DAVID LYNCH, indicado ao OSCAR de Melhor Diretor, HOPPER interpreta um sociopata. É considerada a melhor atuação de sua carreira e HOOSIERS (1986), pelo qual teve uma indicação de ator coadjuvante.
Além do cinema, HOPPER se dedicou à pintura e à fotografia, principalmente retratando atores de HOLLYWOOD em imagens em preto e branco, se tornando também um colecionador de arte contemporânea. Nos últimos anos, teve uma atuação elogiada na série de televisão CRASH.
Em uma de suas últimas aparições públicas, em 20 de março, HOPPER foi homenageado na Calçada da Fama de HOLLYWOOD, em LOS ANGELES. “Tudo que apreendi em minha vida, aprendi com vocês e com o maravilhoso mundo pelo qual viajei e vi”, afirmou na ocasião ao lado do ator e amigo JACK NICHOLSON. “Esse foi meu lar e minha escola”, complementou. Ele estava bastante abatido pela doença e pesava 45 quilos. O local já está recebendo a visita de fãs, que depositam flores e cartas em sua homenagem. Na mesma época, o ator começou o processo litigioso de separação de sua quinta mulher, VICTORIA DUFFY, com quem permaneceu casado por 14 anos e teve uma filha. Um tribunal determinou que o ator deveria pagar 12 mil dólares mensais a ex-mulher. Ele tinha outros três filhos e duas netas.      

2 011     :       -    DOMINGO
Somente hoje, neste domingo friorento, é que consigo encerrar o livro de 17 e 18 de maio. Isso revela o meu atraso com relação à minha papelada. Irá hoje para a Hemeroteca VENTURA o livro correspondente a 22 a 24 de outubro de 2009. Minha biblioteca está lotada de papéis e ainda a hemeroteca é uma saída para desafogar o arquivo. Mas cada vez mais o espaço vai encolhendo. Preciso encontrar soluções para impedir o acúmulo de livros, jornais e revistas.

Prezado Cel Ventura!
saudações! quem vos escreve é Biajone, como esta o senhor? torço para que bem e com saúde. A Sra Frances tem me escrito convidando para eventos, mas não tenho tido a oportunidade de ir devido alguns compromissos em breve.
Um deles e que gostaria muito de compartilhar com o senhor é da reabertura da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil -Seção Itapetininga, para a qual tornei-me secretário-executivo e construtor e gerente do portal da mesma no seguinte endereço:
http://aecbitape.vilabol.uol.com.br
Gostaria muito da visita do senhor nesse portal o qual desenvolvi em paralelo com o portal Itapetininga, às Armas, por ser os expedicionários de 45 outra paixão minha.
O portal já esta no ar, mas será inaugurado dia 31 de maio próximo.
Eu gostaria de aproveitar a ocasião e solicitar ao senhor informação sobre o envio de meu estojo gentilmente encontrado pelas soldados do cerimonial da PMESP e do diploma da medalha MMDC.
O pessoal do cerimonial não soube me informar sobre quem enviaria para minha residência esses dois itens ou quando isto seria, bem como se o Cel Mendes ficou a cargo de enviá-los para mim ou não.
Agradeço de coração se o senhor puder me informar ou encaminhar esse email ao Cel Mendes, caso ele tenha se comprometido em realizar o envio para meu endereço residencial, qual seja,
JEFFERSON BIAJONE
RUA MANOEL EVARISTO DE MOURA nº 10
VILA SÃO JOSE,
ITAPETININGA, SP
CEP 18 205 730
Atenciosamente e grato pelo apoio e amizade de sempre,
Ten Biajone
Itapetininga, SP
Maio 29, 2011
Amigos doGBB.
Encaminho a mensagem da Sra. Sonia a qual agradece a todos os Oficiais que se manifestaram naquele momento triste. É bom saber, que na nossa despedida somos lembrados por tudo de bom que fizemos.
Em 29 de maio de 2011 11:57, Sonia escreveu:
Olá Cel Ciapina
Agradeço suas palavras de conforto pelo falecimento de meu amado irmão João Nikoluk. Porém não existem palavras de conforto que retirem a dor de uma perda tão grande, visto que meu coração já está bem remendado pela perda do Estevam e parece que a ferida abriu novamente.
O risco que corremos de ficarmos velhos é esse: assistir nossos queridos indo embora...
Um forte abraço e meu muito obrigada
Sonia Maria Nikoluk
e familia

O fim de semana foi marcado pela madrugada mais fria do ano em SÃO PAULO, com 9,6ºC, e uma ressaca que invadiu calçadões e ruas da orla do RIO DE JANEIRO, nas zonas sul e oeste da cidade. O recorde de frio na capital paulista foi registrado de sábado para domingo. Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia marcaram 9,6ºC às 6 horas desta manhã no CAMPO DE MARTE, zona norte paulistana.

Se as duas próximas etapas do campeonato mundial de pilotos, MONTREAL, dia 12 de junho, e VALÊNCIA, dia 16, forem tão espetaculares quanto o GP de MÔNACO – afinal, também serão disputadas em circuitos de rua e os pneus, os mesmos – a audiência da fórmula 1 vai crescer. Não faltou no Principado um único ingrediente dentre os que tornam uma corrida sensacional. SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, venceu pela quinta vez em seis etapas, mas FERNANDO ALONSO, FERRARI, segundo, e JENSON BUTTONS, McLAREN, terceiro, supervalorizaram suas conquistas. VETTEL optou por um único pit stop diante das circunstâncias da prova e ainda na 16ª volta de um total de 78. O desafio era enorme: completar 62 voltas com um único jogo de pneus, tendo em conta que a PIRELLI produz pneus de elevada degradação. “Não foi fácil. FERNANDO e JENSON atrás de mim e meus pneus acabando. Mas penso que seria muito difícil eles me ultrapassarem”, comentou VETTEL, cada vez mais maduro e líder do Mundial, agora com impressionantes 58 pontos de vantagem sobre LEWIS HAMILTON, da McLAREN, sexto, hoje, mas sob pesadas acusações dos colegas. ALONSO acredita que a paralisação da prova, a sete voltas da bandeirada, por causa de um acidente sério entre VITALY PETROV, LOTUS RENAULT, JAIME ALGUERSUARI, TORO ROSSO, e ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA, o impediu de ganhar o GP de MÔNACO. MARK WEBBER chegou em quarto; KAMUI KOBAYASHI em quinto; ADRIAN SUTIL em sétimo; NICK HEIDFELD em oitavo e RUBENS BARRICHELLO foi o nono. FELIPE MASSA não concluiu a corrida, como também MICHAEL SCHUMACHER.    

A corrida de comemoração do centésimo aniversário das 500 Milhas de INDIANÁPOLIS, hoje, não poderia ter final mais emocionante do que o que marcou a vitória de DAN WHELDON. O britânico da equipe BRYAN HERTA AUTOSPORT venceu graças a um erro inacreditável do estreante J. R. HILDEBRAND nos metros finais. O americano viu a bolada de mais de um milhão de dólares destinada ao ganhador fugir de suas mãos ao bater no muro na última curva. Ele liderava a corrida e WHELDON se aproveitou para ultrapassá-lo. HILDEBRAND, da PANTHER RACING, ainda conseguiu receber a bandeirada em segundo, arrastando-se contra o muro. O desfecho inusitado combinou com uma corrida cheia de alternativas. Vários pilotos chegaram às voltas finais brigando pela liderança, definida na habilidade para administrar o consumo de combustível. Na última volta, HILDEBRAND assumiu a primeira posição. Parecia impossível perdê-la, por estar 3 segundos à frente de WHELDON. Mas acabou encontrando o muro pela frente na última curva do oval, em um ponto onde já era possível avistar a linha de chegada. A vitória de WHELDON tem outra situação incomum. O britânico não está disputando a temporada da INDY. Tinha contrato com a equipe de BRYAN HERTA apenas para as 500 Milhas. Entre os brasileiros, o melhor foi TONY KANAAN, quarto lugar, atrás de GRAHAM RAHAL. VITOR MEIRA foi o 15º, HELIO CASTRONEVES o 17º e BIA FIGUEIREDO a 21ª.

O grupo dos quatro únicos clubes a conquistar duas vitórias em igual número de rodadas embolou o Campeonato Brasileiro. ATLÉTICO MINEIRO e VASCO, SÃO PAULO e CORINTHIANS, nesta ordem pelos critérios de desempate, comandam a classificação do torneio que, na semana que vem, dividirá atenções com a seleção brasileira que no sábado pega a HOLANDA, no SERRA DOURADA, em GOIÂNIA, em partida amistosa.
Envolvido com a decisão da COPA DO BRASIL, o VASCO escalou uma formação alternativa contra o AMÉRICA MINEIRO, hoje, em SÃO JANUÁRIO. Isso não foi empecilho para a vitória de 3 a 0 o que o alçou à liderança em empate absoluto com o ATLÉTICO (ambos têm seis gols a favor e um contra). No sábado, o clube mineiro venceu o AVAÍ por 3 a 1. Adversário dos vascaínos da final, o CORITIBA também recorreu a reservas para encarar o CORINTHIANS, em ARARAQUARA, e acabou derrotado por 2 a 1. O outro líder, o SÃO PAULO, só conseguiu bater o FIGUEIRENSE por 1 a 0 no último minuto do jogo de sábado.
O Campeonato brasileiro ainda não conhece o potencial real de seus participantes. Vários clubes têm reforços já contratados à espera de um posicionamento da CBF sobre a antecipação da janela de inscrições. Outros resultados: a partida mais movimentada aconteceu em SALVADOR, onde BAHIA e FLAMENGO empataram por 3 a 3. Na ARENA DA BAIXADA, o GRÊMIO venceu o ATLÉTICO PARANAENSE por 1 a 0. CRUZEIRO e PALMEIRAS ficaram no 1 a 1 e o FLUMINENSE bateu o ATLÉTICO-GO fora de casa por 1 a 0. No sábado, INTER 0 x CEARÁ 1. 



Faleceu o advogado  WALDEMAR CORRÊA STIEL, aos 90 anos, vítima de problemas cardíacos. Começou a se interessar pela história dos bondes e trolebus nas cidades brasileiras ainda menino, em SÃO PAULO, onde nasceu em janeiro de 1921 e cresceu. Mas só passou a pesquisar o assunto em tempo integral depois que se aposentou. Reuniu informações, fotografias, reportagens e até cartões postais sobre a evolução do transporte coletivo. A paixão pelo assunto surgiu quando WALDEMAR passou a acompanhar o trabalho do pai na extinta Light, que operava os bondes da capital. Mas teve de dividir o interesse por transporte com o estudo – ele se formou em Direito. Com tanto conhecimento, foi considerado um dos maiores especialistas em bonde e ônibus do país. Suas pesquisas resultaram em três livros sobre o tema: “História dos Transportes Coletivos em São Paulo”, publicado em 1978, “História do Transporte Urbano do Brasil”, de 1984 e “Ônibus: uma história do Transporte Coletivo e do Desenvolvimento”, de 2001. Segundo os amigos mais próximos, uma das principais características de WALDEMAR era dividir seu conhecimento. Ele sempre gostava de apresentar seu acervo de fotografias antigas em todos os eventos que participava. Um deles foi em agosto de 2010, na inauguração da Estação VILA PRUDENTE do Metrô. O mais recente foi em SANTOS, no litoral paulista, no dia 7 de maio. Era a comemoração do primeiro milhão de passageiros transportados no bonde turístico da cidade. 

Morreu no RIO DE JANEIRO, neste domingo, o ator NEWTON MARTINS FERREIRA, aos 75 anos. Estava internado há 15 dias no Hospital RIO DE JANEIRO, em VILA VALQUEIRE, zona oeste da cidade. Sua morte teria sido causada por uma falência múltipla de órgãos. Segundo a família, o ator sofria de MAL DE PARKINSON há seis anos. Há duas semanas teria adquirido uma pneumonia, o que agravou ainda mais seu estado de saúde. Em seu último papel na televisão, MARTINS interpretou o personagem OLEGÁRIO MACIEL, na minissérie JK. Antes, participou de novelas como DESPEDIDA DE SOLTEIRO, SONHO MEU. Também esteve em produções clássicas da GLOBO, como SELVA DE PEDRA e ESCRAVA ISAURA. Na novela “O ASTRO”, NEWTON era o delegado da trama, que investigava a morte do milionário SALOMÃO AYALLA, pai de MÁRCIO, interpretado por TONY RAMOS, protagonista do folhetim. Para este papel, o ator dispensou a pesquisa para compor o personagem. A rotina de uma delegacia, a conduta de uma investigação e os cacoetes policiais ele aprendeu no dia a dia. Na vida real, NEWTON era policial militar. Formado em Direito, ele conciliou as duas profissões por 20 anos, até se aposentar na polícia. Em seguida, passou a trabalhar como advogado. NEWTON só não se afastou da carreira artística. Participou de outras novelas na Rede GLOBO. Em “DESEJO DE MULHER” (2002) fez mais um delegado. O artista ainda atuou como dublador na década de 1970, participou de filmes como “OBSESSÃO”, “NÓS, OS CANALHAS” E “FOLGA NA DIREÇÃO”. No RIO DE JANEIRO, foi diretor do teatro ARMANDO GONZAGA, em MARECHAL HERMES.

De SERRINHA, a 173 km de SALVADOR, OSMAR SEPÚLVEDA saiu para se tornar um dos maiores economistas da BAHIA. Formou-se em 1973, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal Bahia, mas de lá não se afastou mesmo depois de se aposentar como professor há dois anos. Ele, que era membro do Conselho Federal de Economia, ainda atuava no programa de pós-graduação. Aos 72 anos, SEPÚLVEDA morreu neste domingo em SÃO PAULO, onde estava internado em um hospital há 15 dias para o tratamento de um câncer, contra o qual lutava há dez anos. OSMAR nasceu em 1939.   

Durante mais de 30 dos seus 64 anos de vida, LEONILDO DELFINO DE OLIVEIRA, leu tudo o que caiu em suas mãos sobre dependência química; queria entender a suscetibilidade humana ao vício e contribuir para recuperar jovens eu, assim como ele, um dia perderam empregos, amigos e prazeres por causa da relação com as drogas. Natural de POÇOS DE CALDAS, em MINAS GERAIS (onde nasceu em abril de 1947), LEONILDO era o quinto filho de uma família de sete irmãos. Cresceu sem o pai, falecido ainda na infância. Na adolescência, mudou-se para CAMPINAS em busca de emprego. Na cidade do interior paulista, depois de desperdiçar inúmeras chances de trabalho, crescimento profissional e relacionamentos, descobriu que era alcoólatra. Indicado para tratamento em uma comunidade terapêutica, debateu-se muito com o vício até superá-lo e concluir que, a exemplo dos religiosos do local, também desejava trabalhar para a recuperação alheia. Durante toda uma década, atuou na fazenda em CAMPINAS. Incentivado pelo prefeito de TAQUARITINGA, fundou a clínica HORTO DE DEUS no município paulista. Pelo espaço, considerado hoje um exemplo de trabalho de reabilitação, passaram centenas de jovens nos últimos 20 anos. Certo de que dependência química é doença e não falha de caráter. LEO defendia o tratamento em detrimento da punição. Há três anos, assumiu uma nova briga contra inimigo poderoso: o câncer. Primeiro, a doença destruiu seu estômago. Em um segundo momento, atingiu o esôfago. Otimista por natureza, no entanto, ele persistiu sustentando. Faleceu hoje. Deixou a esposa SUZANA.

Pelo menos seis pessoas morreram hoje durante tiroteio na Favela PARA PEDRO, no bairro do COLÉGIO, no subúrbio do RIO. A ação registrou ainda quatro feridos. Segundo a Polícia Militar, o conflito foi gerado por briga entre traficantes rivais. Um grupo teria tentado invadir a favela e tomar o controle dos pontos de venda de entorpecentes.

Sete pessoas, incluindo dois oficiais de polícia, morreram vítimas de ataques suicidas taleban durante uma reunião de segurança das Organizações do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no norte do AFEGANISTÃO, em TAKHAR. Segundo o porta-voz FAIZ MOHAMED TAUHIDI, um homem-bomba detonou explosivos dentro do escritório do governador da Província de TAKHAR. Além dos mortos, o ataque deixou outros nove feridos. Entre os mortos no atentado, estão o chefe de polícia da região norte, GENERAL DAUD DAUD, e o chefe da polícia de TAKHAR, SHAH JAHAN NORI. O governador ABDUL JABAR TAQWA também está entre os feridos no ataque. O GENERAL MARKUS KNEIP, das tropas da OTAN, foi ferido com três de seus soldados.

Em suas primeiras declarações após seu retorno a HONDURAS, ontem, o ex-presidente MANUEL ZELAYA vem pedindo à comunidade internacional que reconheça o governo de PORFÍRIO “PEPE” LOBO, num claro sinal de que a crise institucional hondurenha caminha para o fim. Até então, ZELAYA trabalhava justamente para evitar a legitimação de LOBO, eleito sob o regime de facto de ROBERTO MICHELETTI, em 2009.

Cerca de 10 mil pessoas protestaram hoje em BELGRADO contra a prisão do GENERAL RATKO MLADIC, servo-bósnio, o “açougueiro de SREBRENICA”, acusado de crimes contra a humanidade e genocídio durante a GUERRA DA BÓSNIA (1992-1995). Grupos nacionalistas, capitaneados pelos direitistas do Partido Radical Sérvia protestaram também contra a cooperação do governo pró-ocidental do presidente BÓRIS TADIC com o Tribunal Penal Internacional, que indiciou MLADIC. O protesto correu sem incidentes, mas cerca de 3 mil policiais foram enviados às ruas da capital sérvia. 

Mais de 700 toneladas de peixes morreram em um lago nas FILIPINAS. A razão foi o aumento da temperatura da água provocada pela atividade do vulcão TAAL. Os peixes flutuam em cinco povoados localizados às margens do lago que leva o mesmo nome do vulcão, situado na província de BATANGAS, a 40 km de MANILA. A região permanece em estado de alerta 2 em uma escala de 5.

2 012     :        -      TERÇA-FEIRA
O Professor BIAJONE, presidente do Núcleo de ITAPETININGA, irá lançar um livro no dia 2 de junho, próximo sábado, e convida para que estejamos presentes a esse ato. Uma viatura virá me buscar por volta das 15 horas, na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Deverá estar conosco o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. A idéia é ficarmos em ITAPETININGA na noite de sábado para domingo e irmos até BURI no dia 3. Por enquanto as autoridades de BURI estão “devendo” os currículos das autoridades que irão ser agraciadas com a Medalha Constitucionalista em 16 de junho.
Tenho um pouco de sossego nesta terça-feira. Saio até mais tarde de casa e, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos atender algumas visitas: o SARGENTO GEORGE TRAJANO está planejando com o Comandante do 2º BPE fazer uma homenagem aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 no próximo dia 4 de julho. Quer também homenagear o GINO STRUFFALDI nessa oportunidade.
AMADO RÚBIO já recebe os ofícios para as Entidades que irão indicar pessoas para receber a Medalha Constitucionalista em 9 de julho. MARINEI ajuda na confecção dos ofícios nesta tarde. Isso vai facilitar os trabalhos em junho com relação aos currículos e diplomas para essa solenidade.
Professora NELLY CANDEIAS entra em contato comigo a respeito da entrega do Colar do Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo na data de 21 de julho. Indico os três comandantes das Forças Armadas e o Comandante da Policia Militar do Estado de São Paulo. Ela quer condecorar também o presidente da Câmara Municipal, VEREADOR JOSÉ POLICE NETO.
Passa pelo MMDC o nosso associado BARONE. Também recebo a visita do OLIVEIRA. Vem ele rememorar o antigo plano “OSÓRIO”. Quer que CRISTIANO assuma o comando do mesmo. Atualmente o plano está completamente desativado e necessita ser revitalizado. Para tanto vamos até o Corpo de Bombeiros para conversar com os responsáveis pelo Banco do Brasil, agência situada dentro do CB.
ANDRÉ ALVIM FARIA DA SILVA, ARTHUR FELIPE BODSTEIN e LEONARDO LELIS DE ALMEIDA, autores de “HERÓIS DE 32 – MEMÓRIAS DA REVOLUÇÃO”, mandam-me o livro que eles editaram pelo GRUPO EDITORIAL SCORTECCI. Diz no início “Para os nossos queridos familiares. Para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em especial aos ilustríssimos presidente CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA e ex-presidente CAPITÃO DO EXÉRCITO GINO STRUFFALDI. Sem vocês, esta obra não teria sido possível. Em memória de VASCO ALVIM COELHO e de todos os constitucionalistas que deram a vida para defender a democracia no BRASIL. Estão nesse livro os depoimentos de OSVALDO DIANA, GERALDO FARIA MARCONDES, DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, ABRAHÃO YAZIGI NETO, GINO STRUFFALDI, WADY CALIXTO, ESMERALDO FIGUEIRA FILHO, ULISSES RODRIGUES DE OLIVEIRA, PAULO BARROS CAMARGO, FRANCISCO MASCARO. Os autores começaram a entrevistar os veteranos em 2008. Agora, quatro anos decorridos, já não estão mais entre nós: GERALDO FARIA MARCONDES, OSVALDO DIANA, ABRAHÃO YÁZIGI, GINO, ESMERALDO e FRANCISCO MASCARO.

O jornalista e advogado CÉSAR TÁCITO LOPES COSTA, ex-diretor administrativo do GRUPO ESTADO morreu hoje pela manhã, aos 86 anos. O corpo de COSTA foi enterrado às 17 horas no Cemitério da CONSOLAÇÃO. O ex-diretor do ESTADO havia sido internado no Hospital OSWALDO CRUZ há duas semanas após sofrer um acidente doméstico. Foi submetido a uma cirurgia neurológica, mas não resistiu às complicações decorrentes da operação. Casado com MARIA AMAD COSTA, deixa dois filhos – LUÍS CESÁR AMAD COSTA e SERGIO AMAD COSTA – e netos. A figura mansa e elegante do jornalista e advogado CÉSAR COSTA circulando pela redação do ESTADO, cumprimentando e elogiando trabalhos publicados, é a lembrança mais clara dos companheiros e amigos que fez na empresa mesmo depois da aposentadoria, há pouco mais de 17 anos, em janeiro de 1995. Embora retirado, jamais deixou de freqüentar o jornal. CESAR COSTA preservava acima de tudo a discrição. Todavia, a vida profissional o levou a ter intensa exposição pública. Ele atuou durante muito tempo como uma espécie de chanceler do jornal. Ao longo de boa parte dos 42 anos que dedicou ao GRUPO ESTADO, onde ingressou há 60 anos, teve incluída em suas atribuições a tarefa de receber autoridades, delegações de diplomatas, dignitários e políticos; às vezes, também músicos, artistas e esportistas. Tinha gosto pela arte, com dedicação especial à música de concerto. Empenhou-se efetivamente, mas sempre sem alarde, em campanhas pela consolidação de entidades do setor, como a Sociedade de Cultura Artística da qual recebeu o título de AMIGO DA SCA.
COSTA viajou pelo BRASIL e pelo mundo representando o jornal ou os diretores JÚLIO MESQUITA FILHO e, mais tarde, JÚLIO MESQUITA NETO, em fóruns dedicados a discutir a liberdade de imprensa. No início dos anos 1970 integrou uma comissão internacional com mandato da Organização das Nações Unidas, para elaborar um relatório a respeito das restrições à atividade jornalística na CHINA e na ÁFRICA DO SUL. O documento permaneceu como referência por mais de 20 anos.
CESAR TÁCITO LOPES COSTA foi repórter de assuntos gerais quando chegou ao jornal, em 1952. Pouco depois passou a redator da editoria ECONOMIA, onde se manteve até 1964, ano em que assumiu a recém-criada Diretoria Administrativa. Em 1971, nomeado diretor estatutário, teve expandidas as funções passando a trabalhar na condição de elo de ligação entre a Diretoria e a Redação. Como dirigente, tratava diretamente com as diretorias Plena e Executiva, mais os Conselhos Consultivo e de Administração. Em 1975 participou da equipe responsável pela mudança do jornal para as instalações da Marginal do Tietê, na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, no bairro do Limão. A transferência, em junho de 196, foi complexa. “O prédio estava longe de ser considerado completo, as impressoras descalibradas mandavam para as ruas edições borradas de tinta, e os poucos elevadores liberados tinham cabines feitas com a madeira reaproveitada dos tapumes. Ainda assim, o jornal não deixou de circular um só dia”, disse COSTA em depoimento a estudantes de jornalismo, em 1990. Na mesma entrevista revelou que não tinha um hobby “a não ser que caminhar pelas ruas e parques da estância de CAMPOS DO JORDÃO com os netos possa ser considerado como tal”.
Ex-aluno do sistema de ensino da COMPANHIA DE JESUS, tinha formação em Filosofia e, em 1959, graduou-se em Direito pela Faculdade do LARGO SÃO FRANCISCO, da USP. Durante o curso, contava aos amigos, sentava-se no meio da sala de aula, “nem tanto ao fundo que pudesse ser confundido com a turma da bagunça, nem muito à frente a ponto de parecer um dos super-dedicados”. Acabou escolhido pelos dois grupos de alunos para orador da turma, a “CLÓVIS BEVILACQUA”.
O repórter CESAR COSTA produziu em 1961 uma série, publicada na editoria de ECONOMIA, sobre as LIGAS CAMPONESAS, lideradas por FRANCISCO JULIÃO ARRUDA DE PAULA. As reportagens discutiam a ação revolucionária das Ligas e a proposta da reforma agrária radical que parecia agradar ao governo populista da época. O trabalho foi um dos dois finalistas do Prêmio ESSO de Jornalismo. Homem de profunda e sólida fé religiosa, cooperador da instituição católica OPUS DEI, ajudava a organizar todos os anos a Missa em Ação de Graças, celebrada na sede da empresa, em 8 de dezembro, dia dedicado à IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA. Devoto de SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ, padre espanhol fundador da OPUS DEI, canonizado pelo PAPA JOÃO PAULO II em 2002, CESAR COSTA evocava freqüentemente o que considerava “o mais marcante aspecto da vida (do santo espanhol): a experiência do perdão de DEUS, prática que nos leva a saber perdoar”.

A Comissão Parlamentar de Inquérito do CACHOEIRA aprovou hoje a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da empresa DELTA CONSTRUÇÕES, desde 1º de fevereiro de 2002. O período de mais de uma década abrange todo o governo do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o governo DILMA ROUSSEFF. As contas da DELTA nacional serão abertas porque nem o PT nem o PMDB, que eram contrários à medida, tiveram votos suficientes para barrá-la. Ao mesmo tempo, o PT, o PMDB e o PSDB fecharam um acordo hoje para adiar a votação da convocação dos governadores de GOIÁS, o tucano MARCONI PERILLO; do DISTRITO FEDERAL, o petista AGNELO QUEIROZ; e do RIO DE JANEIRO, o peemedebista SÉRGIO CABRAL. Por sugestão do relator ODAIR CUNHA, a CPI deve votar amanhã a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do governador tucano.

Um dia depois de o ex-presidente LULA negar em uma nota de apenas 184 palavras ter feito pressão sobre ministros do Supremo Tribunal Federal para adiar o mensalão, o ministro GILMAR MENDES acusou o petista de irradiador da “central de divulgação” de boatos montada para minar o STF e abafar o julgamento dos mensaleiros. Em 19 minutos de entrevista, GILMAR MENDES afirmou que “gângsteres” e “bandidos” tentam “melar” o julgamento do mensalão e que o ex-presidente era a central de divulgação de informações, segundo ele, falsas, de que teria recebido favores do esquema comandado pelo contraventor CARLOS AUGUSTO RAMOS, o CARLINHOS CACHOEIRA.       

A norte-americana SERENA WILLIAMS perdeu hoje para a francesa VIRGINIE RAZZANO por 2 a 1 em ROLAND GARROS e foi eliminada na estréia de um GRAND SLAM pela primeira vez em 47 participações. MARIA SARAPOVA e CAROLINE WOZNIACK ganharam fácil por 2 a 0. No masculino, RAFAEL NADAL estreou arrasando o italiano SIMONE BOLELLI. E ANDY MURRAY fez 3 a 0 no japonês TATSUMA ITO.

A ITÁLIA foi atingida por um terremoto de 5,8 graus na escala RICHTER que deixou 17 mortos, 200 feridos e 14 mil desabrigados na região de EMÍLIA ROMAGNA. O tremor ocorreu pouco mais de uma semana após outro tremor, na mesma área, ter matado 7 pessoas e desabrigado outras 13 mil. O epicentro do sismo ocorreu perto da cidade de MODENA e foi sentido em toda a região norte e centro. Prédios altos e escolas foram esvaziados em MILÃO como medida de precaução. O serviço de trem de linhas que ligam BOLONHA e cidades no norte também foi interrompido. Igrejas e a catedral de MIRANDOLA foram danificadas. Em toda a região, o terremoto derrubou edifícios que haviam sido afetados pelo tremor do dia 20, que teve 6 graus de magnitude. NA TOSCANA, em particular em FLORENÇA e em PISA, escritórios públicos foram esvaziados. Em VENEZA, uma estátua caiu perto da PRAÇA PIAZZALE ROMA. Equipes de resgate conseguiram retirar uma mulher com vida debaixo de escombros de um prédio. Ela estava soterrada havia 12 horas quando foi encontrada pelos bombeiros. O premiê italiano, MARIO MONTI, realizava uma reunião de gabinete para tratar dos danos causados pelo terremoto do dia 20 quando o novo tremor foi registrado. MONTI disse que seu governo está preparado para ajudar a população. Imagens de TV mostraram prédios balançando e shoppings caindo por causa da intensidade do tremor. A qualidade da construção dos edifícios na região onde o terremoto foi registrado foi o centro de um debate entre figuras importantes da política italiana. O geólogo GIAMPAOLO CAVINATO disse que após o destruidor terremto de L´ÁQUILA, de 2009, o governo deu início a um mapeamento no país para determinar a vulnerabilidade de estruturas individuais. O estudo deveria durar sete anos e já tinha sido iniciado na região de EMÍLIA ROMAGNA. “Agora, não sei o que acontecerá”,afirmou CAVINATO.

Diplomatas sírios foram expulsos da FRANÇA, ALEMANHA, GRÃ-BRETANHA, ESPANHA, EUA, CANADÁ e AUSTRÁLIA, numa dura medida política adotada por países ocidentais contra o regime de BASHAR ASSAD desde o início da repressão à dissidência, há 15 meses. Ao mesmo tempo, durante visita à SÍRIA, o ex-secretário-geral da ONU e principal mediador da crise, KOFI ANNAN, disse que as negociações estão perto de um ponto de ruptura. A expulsão dos diplomatas representa um rompimento importante nas relações internacionais e aprofunda o isolamento sírio. Ela vem na esteira da ofensiva contra HOULA, que deixou 108 mortos, entre os quais 49 crianças. O presidente francês, FRANÇOIS HOLLANDE, advertiu que uma solução militar “não está excluída”. No domingo, o Conselho de Segurança da ONU já havia condenado o regime ASSAD pela matança – cuja autoria DAMASCO nega. De acordo com estimativas da ONU, 9 mil pessoas já morreram desde o início da rebelião. Os EUA, porém, avaliam que uma intervenção militar agora não é a melhor opção para frear a violência. “Criaria apenas mais caos e carnificina”, afirmou o porta-voz da CASA BRANCA, JAY CARNEY. Ele acrescentou, porém, que nenhuma opção, incluindo a força, pode ser descartada e mais uma vez ecoou os pedidos para que ASSAD deixe o poder.   

2 013     :     -    QUARTA-FEIRA
O Diário Oficial de hoje traz transferências para a reserva de alguns dos oficiais da PMESP. Entre eles está o CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, que foi Comandante Geral da Corporação. Ele estava transferido para o CPI-2 (CAMPINAS), mas não chegou a assumir o Comando. Nasceu em 29 de setembro de 1962. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 19983; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987. Não tenho a data de sua promoção a capitão. Foi promovido a MAJOR em 24 de maio de 2006; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2009; CORONEL – 24 de maio de 2011.
Passaram para a reserva no posto de CORONEL: TENENTE-CORONEL PM MARCOS MUNGO e EDISON FERREIRA. No posto de TENENTE-CORONEL PM o MAJOR EDENILSON ACARINI.
MARCOS MUNGO estava servindo ao Comando de Policiamento Ambiental. Nasceu em 23 de janeiro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 184. Promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1985 e a 1º TENENTE em 24 de maio de 1989. Não tenho as outras datas de promoções.
EDISON FERREIRA PINTO era da DEC. Nasceu em 17 de maio de 1964. Pertencia à turma de MARCOS MUNGO. As datas em que passou a servir à Corporação e foi declarado a Aspirante, bem suas promoções a 2º e 1º tenentes são as mesmas do seu companheiro de banco escolar na APMBB.
EDENILSON ACARINI era do CPA/M-1. Nasceu em 1º de julho de 1966. Entrou para a PMESP em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1989. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1990; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1991; CAPITÃO – 15 de dezembro de 2003. Não tenho a data de sua promoção a major.
Passo horas da manhã revendo imagens das últimas solenidades que participamos, bem como anotando os nomes das autoridades que foram homenageadas nessas cerimônias promovidas pelos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
No MMDC, nesta tarde, procuramos acertar os detalhes para o evento marcado para sábado, dia 1º de junho, quando associados serão agraciados com a Medalha MMDC. Essa data não foi bem escolhida. Cai num “feriadão”, pois a maioria das pessoas vai viajar, aproveitando o CORPUS CHRISTI e o final de semana. NORMA, assessora do vereador TONINHO PAIVA, telefona e solicita o adiamento da entrega de uma placa que seria colocada na Sociedade no dia 1º de junho. Atendemos telefonemas de pessoas interessadas no recebimento da medalha nessa data, como é o caso do MARQUEZINI, de ITAPIRA. AMADO RÚBIO já começou a entregar os ofícios de solicitação dos nomes dos escolhidos para serem agraciados em 9 de julho, com a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
OLIVEIRA, CRISTIANO, ARTHUR comparecem ao MMDC. Trazem consigo a MANOELA e a SOPHIA (que nasceu recentemente). O MAURÍCIO, pai da SOPHIA, que sofreu um acidente de moto, não está presente.
É uma tarde fria e desagradável. Saio do MMDC com o AMADO por volta das 16 horas. Nosso comandante do Exército Constitucionalista ainda está encantado com as últimas solenidades que comparecemos.

PATO e GUERRERO perderam gols feitos e, hoje, no SERRA DOURADA, PAULINHO não estava lá para definir. Ao menos seu substituto manteve a escrita. Com um gol no fim, GUILHERME arrancou o empate por 1 a 1 com o GOIÁS. O trabalhador que passa o dia todo no batente e chega à noite para ver o jogo precisa de algum motivo para ficar acordado. Na primeira etapa, o CORINTHIANS não deu nenhum. A equipe teve dificuldades para superar a marcação do GOIÁS e o meio de campo jogou distante demais do ataque. ALEXANDRE PATO, isolado entre os zagueiros, praticamente não pegou na bola. Melhor em campo (ainda que nem tanto assim), o GOIÁS foi chegando aos poucos, Faltava a precisão na hora do chute. Praticamente todos esbarraram na defesa antes de seguir pela linha de fundo. Aos 37 minutos, ERNANDO subiu mais do que a marcação e cabeceou forte. CÁSSIO fez uma linda defesa no canto esquerdo, mas, no rebote, o zagueiro goiano estufou a rede.

A não ser que reforços de peso sejam contratados, o SANTOS vai patinar no Campeonato Brasileiro. Sim, reforços. No plural. Apenas ROBINHO, o nome mais falado, não resolve. No primeiro jogo após a venda de NEYMAR, o PEIXE foi batido pelo BOTAFOGO por 2 a 1, nesta noite, em VOLTA REDONDA. E deixou impressão muito ruim.

O SÃO PAULO viveu duas realidades completamente distintas no MORUMBI. Após um primeiro tempo sonolento, o TRICOLOR contou com uma noite iluminada da dupla de ataque ALOÍSIO, o BOI BANDIDO, e LUÍS FABIANO para golear o VASCO por 5 a 1. Com o segundo triunfo consecutivo no BRASILEIRÃO, o time deu um bico na crise depois das eliminações no PAULISTÃO e na LIBERTADORES. A equipe soma, agora,s eis pontos na tabela. A vitória serviu para levantar o moral do FABULOSO, que, recentemente, viu a possibilidade de ser negociado, abertamente, pelo presidente JUVENAL JUVÊNCIO. LUÍS FABIANO marca dois gols na goleada.

Em JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, no Estádio MÁRIO HELENO, o FLAMENGO recebeu a PONTE PRETA e se deu mal. Tomou 2 a 0, saiu de campo sob vaias e segue sem vencer no BRASILEIRÃO. Já a MACACA se recuperou da derrota em casa, para o SÃO PAULO, na primeira rodada do nacional e somou os primeiros pontos.

O FLUMINENSE precisava apenas de um empate com gols para seguir na LIBERTADORES, mas perdeu para o OLÍMPIA, por 2 a 1, e disse adeus à competição. Com a eliminação, o ATLÉTICO MINEIRO é o único representante brasileiro na competição. Vai tentar garantir sua presença na semifinal, amanhã, quando encara o TIJUANA, no Estádio INDEPENDÊNCIA.

A mesma garra que sempre teve em quadra, o ex-jogador OSCAR SCHMIDT volta a exibir para enfrentar sua nova luta contra um tumor maligno no cérebro. Diagnosticado com a doença pela segunda vez no período de dois anos, o MÃO SANTA busca manter uma postura otimista ao lidar com o assunto. “Este é mais um desafio. Venci vários a vida toda. Se não vencer lá na frente, paciência, minha vida foi muito boa”, desabafou o ex-craque. Conhecido pela maneira bem-humorada com a qual lida com as situações, OSCAR garantiu que nem mesmo o novo problema de saúde vai mudar sua forma de encarar as adversidades. “Meu alto-astral, não vou perder nunca. A doença é grave. Farei o tratamento e espero sair dessa”, disse. Apesar da confiança, o ex-jogador admitiu que a doença já provocou algumas mudanças em sua vida. “Estou enjoando muito. Não gosto mais de refrigerante e de um monte de coisas, mas já estive pior. Da outra vez foram oito horas de operação. Agora, seis”, lembrou-se, fazendo referência ao primeiro tumor.
OSCAR descobriu, em 2011, ter um nódulo na parte frontal da cabeça. O tumor foi diagnosticado como uma forma mais branda da doença. Em uma escala que varia de 1 a 4, a gravidade era 2. Operado para a retirada do nódulo em junho daquele ano, o MÃO SANTA descobriu a existência de um novo tumor no final do mês passado, quando passou por nova cirurgia. A biópsia constatou que a doença estava mais agressiva, com grau 3. “O tumor veio de novo e, dessa vez, veio malvado”, comparou OSCAR, prometendo novamente não jogar a toalha. “Farei de tudo. Se tiver de abrir a cabeça dez vezes, abrirei. Desde que me deixem a fala e a sobriedade”, explicou. Para controlar a doença, o MÃO SANTA fez radioterapia e já começou a quimioterapia. O tratamento via oral com os medicamentos é realizada em casa. “Minha rotina mudou porque o tratamento enjoa muito. Mas estou em casa. Durmo e acordo em casa”, finalizou. Em setembro, ele pretende ir aos ESTADOS UNIDOS, para a cerimônia de sua inclusão no HALL DA FAMA do Basquete Mundial.

O ator, redator e humorista MÁRCIO RIBEIRO atuou por mais de 25 anos em cinema, teatro e TV. Trabalhou por dez anos na TV CULTURA nos programas “REVISTINHA”, “RÁ TIM-BUM” e “X-TUDO”, do qual foi apresentador. Na rede GLOBO atuou em “SANDY & JUNIOR”, escreveu quadros para o “DOMINGÃO DO FAUSTÃO”, onde participou como ator do elenco fixo do quadro”RETRATOS DE DOMINGO”, fez o professor “HOMERO”, em MALHAÇÃO, e recentemente estava no ar com “CARAS DE PAU”, no personagem BRONCOLI. No SBT, atuou na novela “BRASILEIROS E BRASILEIRAS”. Entre as peças das quais fez parte do elenco destaque para “MEU NOME É PABLO NERUDA”, com direção de GIANFRANCESCO GUARNIERI. “FAMÍLIA MUDA-SE”, direção de ODILON WÁGNER e “TELEDEUM”, direção de FERNANDO MEIRELES e NANDO OLIVAL, e de “ROMEU E JULIETA”, direção de BRUNO BARRETO. Foi escolhido melhor ator do Festival de Cinema de BRASÍLIA (1987), melhor ator do Festival de GRAMADO (1988), melhor ator do RIO CINE FESTIVAL (1988) e melhor ator do Festival de Cinema de GUARNICÊ (MARANHÃO). Paulistano, MÁRCIO estava em BRASÍLIA para uma apresentação de stand-up comedy com a companhia SEREBELOS. Ele havia se apresentado com o grupo na segunda-feira, mas na terça, após passar mal à tarde, foi internado e já não pôde comparecer. Ele morreu hoje, dia 29, aos 49 anos. Segundo FÁBIO UTUMI, produtor do coletivo de humoristas COMÉDIA AO VIVO, MÁRCIO estava com sobrepeso e sofria de problemas cardíacos, entre outros. Diversos colegas prestaram homenagens a MÁRCIO pelo FACEBOOK e pelo TWITTER. “Era o tio maluco”, tipo fundamental e querido em qualquer família. Daí encantar crianças de todas as idades”, escreveu MARCELO TAS. “Ah, não! O comediante que fazia os outros comediantes gargalhar nas coxias se foi - @marcioribeiro meu padrinho  de stand-up e amigo querido!”, afirmou DANI CALABRESA. NANI PEOPLE ressaltou o lado ator de MÁRCIO: “Não se restringia apenas em ser humorista. Ele foi um grande ator!”.  MÁRCIO RIBEIRO nasceu em maio de 1964.   

O suspeito de atacar um soldado francês, detido hoje, admitiu a autoria do crime e diz ter sido motivado por ideologia religiosa, afirma um procurador de PARIS. O homem, de 22 anos, foi preso nas primeiras horas da manhã em LA VERRIÈRE, uma cidade localizada a 45 quilômetros a sudoeste da capital. De acordo com o Ministério do Interior francês, trata-se do suposto autor do atentado contra o soldado CÉDRIC CORDIER, no último sábado, dia 25, em LA DÉFENSE (oeste de PARIS). O suspeito, chamado ALEXANDRE, é um jovem islâmico, convertido recentemente.

O Tribunal de Justiça do RIO GRANDE DO SUL concedeu, hoje, hábeas corpus aos quatro presos acusados de envolvimento no incêndio na boate KISS, em SANTA MARIA, que matou 242 pessoas no dia 27 de janeiro de 2013. São eles: os donos da boate MAURO HOFFMANN e ELISSANDRO SPHOR, conhecido como KIKO, o vocalista da banda GURIZADA FANDANGUEIRA, MARCELO DE JESUS DOS SANTOS, e LUCIANO BONILA, montador do palco. A decisão por unanimidade foi da 1ª Câmara Criminal. Segundo o desembargador MANEUL MARTINEZ LUCAS, passados quatro meses da tragédia “não é possível admitir a garantia da ordem pública com fundamento geral e irrestrito para manter a prisão”. Logo após o anúncio, familiares e amigos de vítimas fizeram um protesto em frente ao Tribunal de Justiça. ADHERBAL FERREIRA, pai de uma estudante de 22 anos morta na tragédia, disse que a decisão é “uma pouca vergonha do nosso Judiciário”.

Em meio aos destroços da queda de um monomotor, hoje, em SOROCABA, um bilhete da filha do copiloto FERNANDO BONDEZAN MOREIRA, 34 anos, trazia um apelo “Volta logo papai”. Ele e o piloto CAUAN ZUCCOLI MICHELINO, 30 anos, morreram no acidente. Quem escreveu foi a esposa de FERNANDO, LILIANE, que declara o seu amor ao marido. Junto com o bilhete estava a carteira de habilitação para aeronaves. Os pertences foram encontrados intactos pela Polícia Militar, durante inspeção aos destroços que estavam na Rua BELMIRO MORAIS SOARES, JARDIM SÃO GUILHERME. Duas casas foram atingidas durante a queda do avião, mas nenhum morador ficou ferido. Vizinhos ficaram em pânico com o acidente e começaram a apagar o incêndio antes da chegada dos bombeiros. Duas meninas de 16 anos estavam nas casas atingidas pelo fogo gerado a partir da explosão do avião. As adolescentes foram resgatadas por um homem que trabalhava na instalação de um para-raios no telhado de uma residência próxima.   

O PAPA FRANCISCO disse, hoje, que a Igreja Católica não é uma organização criada por um grupo de pessoas, mas é “obra de DEUS”, composta de pastores e fieis com seus “defeitos e pecados”. Até o papa tem pecados...e muitos”, acrescentando que DEUS sempre perdoa. Diante de mais de cem mil pessoas sob chuva, o papa celebrou na PRAÇA DE SÃO PEDRO, no VATICANO, a tradicional audiência das quartas, cuja catequese dedicou à Igreja e ao “Projeto de DEUS” de que todos os homens “sintam-se a família de DEUS”.

O recém-nascido resgatado em uma tubulação de esgoto em um prédio de JINHUA, na província de ZHEJIANG, no leste da CHINA, passa bem. Hoje, foram divulgadas imagens do menino em um hospital da cidade. Uma mulher de 22 anos assumiu ser a mãe do bebê. Ela disse ser solteira e não revelou quem é o pai. De acordo com agências de notícias, foi a própria mãe quem chamou a polícia. À autoridades ela disse que não queria assumir a gravidez publicamente. A polícia informou que a chinesa não será indiciada pois o caso foi considerado acidental. A mãe deu à luz quando estava sobre um vaso sanitário de um banheiro coletivo. Ela disse que brigou com o pai do bebê e não conseguiu fazer um aborto por falta de dinheiro. Para não ser descoberta, ela usou roupas largas e cintas durante os nove meses de gravidez. Ao sentir as contrações do parto, a mulher foi ao banheiro e se sentou no vaso, onde teve a criança. Mas o bebê, segundo ela, ficou preso no duto de saída. Desesperada, ela disse que tentou retirá-lo. Sem sucesso, pediu ajuda ao dono do prédio, que ligou para os bombeiros.
O caso aconteceu no último sábado, dia 25, mas só foi revelado ontem. A mãe esteve presente durante o resgate e mostrou preocupação pela criança. O caso causou comoção na CHINA, país onde o controle da natalidade é muito rigoroso. Várias pessoas foram ao hospital onde a criança está internada para presenteá-la com fraldas, roupas, leite em pó e brinquedos. Outras entraram com pedido de adoção.

A filha mais velha do ex-presidente da ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA, comunicou o estado de saúde grave do pai. MAKAZIWE MANDELA contou que MADIBA, como é carinhosamente chamado pelos amigos e por populares, se comunica só com as mãos. Nos últimos cinco meses, MANDELA foi internado três vezes.

O professor de estudos hebraicos, MAURO PERANI, da Universidade de BOLONHA, na ITÁLIA, encontrou o que pode ser o manuscrito da “TORÁ” mais antigo do mundo. Segundo ele, o texto sagrado foi escrito no século 12, mas desde 1889 estava catalogado de modo equivocado como sendo do século 17. MAURO PERANI constatou que o texto em pergaminho de pele de cordeiro era anterior às normas da escrita da “TORÁ” adotadas no século 12.        

2 014      :      QUINTA-FEIRA
O Diário Oficial desta quinta-feira publica a passagem para a reserva do TENENTE-CORONEL PM MARCO ANTÔNIO RAMOS DE ALMEIDA, comandante do 53º BPMI – AVARÉ, no posto de CORONEL PM. Nasceu em 7 de fevereiro de 1966. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. Somente tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1987), 1º TENENTE (25 de agosto de 1989) e CAPITÃO (24 de maio de 1999).

Recebo uma mensagem do GENERAL PAULO CHAGAS:
"O GEN DIV ROBERTO SEBASTIÃO PETERNELLI JÚNIOR É UM EXCELENTE NOME A SER AVALIADO E APOIADO POR TODOS NÓS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES! GEN PAULO CHAGAS"
Caros amigos
Desejo que todos estejam bem.
Decidi e sou pré-candidato a Deputado Federal pelo Partido Social Cristão (PSC), pelo meu Estado - São Paulo – onde nasci, vivi, estudei, casei, morei e comandei.
Durante o período em que estive na ativa, sempre defendi que deveríamos ter uma representação no Congresso. Dessa forma, estimulei muitos amigos que estavam na reserva a participar das eleições para cargos eletivos, com a finalidade de defender os interesses do cidadão brasileiro.
Com a minha passagem para a reserva, esses amigos argumentaram que agora era hora de colocar a ideia na prática.
A campanha será baseada principalmente na Internet e nos amigos, por isso solicito a ajuda de todos. Divulguem o máximo possível. Tenho certeza que juntos somos fortes. “AD SUMUS” Estou aberto a idéias e sugestões para a campanha.
Irei a todas as cidades onde receber um convite ou ao encontro de amigos que possam me apresentar novas pessoas e desenvolver novas atividades.
Conto com vocês e tenho fé de que o cidadão, as Forças Armadas e as Polícias terão um representante com os valores morais e éticos que sempre cultuamos.
Obrigado.
Grande abraço,
Peternelli  

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC estamos pensando na solenidade que iremos desenvolver no dia 30 de maio, pela primeira vez, no Serviço de Subsistência da PMESP – CSM/MSubs – ainda em comemoração ao DIA DA JUVENTUDE, com a entrega da Medalha MMDC aos nossos associados. O motivo de deslocar o evento para essa Unidade da PM é que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC está em situação precária. As chuvas tornam a umedecer as paredes do prédio e os vazamentos continuam. O tempo passa e nada de se realizar a sonhada reforma. Os bombeiros prometeram realizar isso, mas até agora nada foi feito. Também o sub-prefeito da SÉ, ALCIDES AMAZONAS, prometeu verificar o processo que ali está arquivado desde o ano passado e isso parece que está totalmente esquecido. É uma lástima o descaso para com a Sociedade. Nós não temos dinheiro para tratar dessa reforma. Talvez a solução adequada seja escolher um outro lugar para transferir a Sociedade de endereço.
WILLIAM MASCARENHAS está conosco e irá também nesta noite à Câmara Municipal onde se realizará mais uma entrega de condecorações em sessão solene proposta pelo VEREADOR CORONEL PM TELHADA.
Numa noite fria, muito desagradável, vamos sentir o calor humano de pessoas que gostam da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e que comparecem na Câmara Municipal de São Paulo para participar do evento em que se destacam os nossos núcleos MMDC-LESTE e MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”. O vereador CORONEL PM TELHADA traz para essa sessão o jurista renomado IVES GANDRA MARTINS, bem como o Delegado Geral, doutor LUIZ MAURÍCIO SOUZA BLAZECK. IVES GANDRA, ao fazer seu discurso, dá uma aula sobre Segurança Pública em breves minutos. É um dos pontos altos da solenidade. Também há entrega de medalhas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU. O seu presidente WALTER MELO DE VARGAS está irmanado conosco nesta noite. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES comparece à sessão solene, bem como o ANTONIO CARLOS ARISTIDES e os presidentes do Núcleo MMDC ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”. Doutor TOMAZ VAQUERO BRASIL BICCA, Diretor Executivo, traz as propostas de admissão dos associados: ARTHUR VELLOSO JÚNIOR, HERNANNY GUTIERRES DE SOUZA (também presente no evento de hoje), FERNANDO EMANUEL MAMEDE, MÁRCIO PISTORESI, CRISTIANO PINHA GUEDES, LUIZ FREDERICO SOUZA SEIXAS, MARIA TERESA G. DEL RY. O DOUTOR VAQUERO comunicou que no dia 22 de maio no Colégio Estadual PROFESSOR CARLOS JOSÉ RIBEIRO, com a participação da Diretoria do Núcleo, oficiais da PM e da Guarda Municipal foi comemorado o DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA, com o Hasteamento da Bandeira Nacional, e do Hino Nacional por todos os presentes e uma breve mensagem aos jovens estudantes sobre o MMDC. Diz ele que essa atividade será feita pelo menos uma vez por mês em todas as escolas estaduais de ATIBAIA.   


Solenidade Alusiva à Comemoração ao
“Ano do 80º Aniversário da Constituição de 1934 – Vitória Moral de 32”
 
Evento do Dia 29 de MAIO de 2014 – 19:30h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Vereadores
(Palácio Anchieta) è Vd Jacareí, 100 - 8º andar
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar

 
MMDC

logo_mmdc leste“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”




Indicados a receberem Medalhas:

1. Núcleo MMDC LESTE
2. ABFIP ONU – Associação Bras. Forças Internacionais de Paz da ONU, e
3. Núcleo MMDC IBIRAPUERA

1.    ABERTURA
Mestre de Cerimônias
Senhoras, Senhores, Autoridades, Boa Noite!
Sejam todo bem vindos à Câmara Municipal de São Paulo.
Agradecemos a presença e daremos início à Solenidade Alusiva à ao
“Ano do 80º Aniversário da Constituição de 1934 – Vitória Moral de 32
2.    COMPOSIÇÃO DA MESA
Mestre de Cerimônias
Compõem a Mesa as seguintes autoridades e personalidades (OBS: CASO ESTEJAM PRESENTES OUTROS VEREADORES DEVEM COMPOR A MESA):
Ver Cel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada – Câmara Vereadores São Paulo;
(obs.: O Cel Telhada é quem escolherá na hora quem comporá a mesa de honra);
______________ .... __________________.... _______________________
3.    ABERTURA PELO PRESIDENTE DA SESSÃO
Mestre de Cerimônias
Neste momento, ouviremos a mais alta autoridade da Mesa de Honra da Solenidade -PROCEDERÁ A ABERTURA DOS TRABALHOS...:
O Ilmº Sr. Vereador Cel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, proponente da Cerimônia ...
[PROCEDE à ABERTURA, (“Senhoras, Senhores e Autoridades Está aberta a solenidade, Sob a proteção de Deus iniciamos os nosso trabalhos.”)


4.    EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL
Mestre de Cerimônias

Convidamos a todos para, em sinal de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, com Música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada,
( que será executado pela Sessão de CAMERATA do Corpo Musical da PMESP sob a regência do maestro: Sub Ten PM Emerson )
(HINO NACIONAL)
 ( AGRADECEMOS A PRESENÇA DA GLORIOSA SEÇÃO DO CORPO MUSICAL DA PMESP NA PESSOA DO MAESTRO Sub Ten PM Emerson)
5.    REGISTRO DE PRESENÇAS
Mestre de Cerimônias
Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades:
PALAVRAS DOS DIGNITÁRIOS QUE COMPÕE A MESA DE HONRA DE AUTORIDADES

1º) Neste momento teremos o uso da Palavra pelo: (Neste momento o Exmo Dr Marco Antonio Marques da Silva – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado  S Paulo fará uso da Palavra...
ENTREGA DE HONRARIAS AOS MILITARES E DIGNITÁRIOS QUE APÓIAM AS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO E DO BRASIL
1ª Etapa:
Homenagem aos VALOROSOS POLICIAIS MILITARES POR OCORRÊNCIAS DE DESTAQUE:
-Neste instante iremos chamar a frente para se colocar em local de destaque alguns Policiais Militares que participaram ativamente de ocorrências de destaque, momento em que leremos e também iremos expor slides, fotos e vídeos para ilustrar tais ocorrências. Após lermos TODAS as ocorrências, estaremos premiando e condecorando com medalhas, estes valorosos policiais... Todos os Policiais Militares que serão homenageados, REPRESENTAM CADA UM DE NÓS, que como pessoas de bem, lutamos no dia-a-dia pela preservação das virtudes e valores morais, no sentido de sempre darmos continuidade em construirmos cada vez mais uma Cidade, um Estado e um Brasil melhor !

1.)- Ocorrência Equipe do Cmdo FT do 29ºM (Ten Guerrreio baleado)
Chamamos neste instante para se colocar em local de destaque a frente da Mesa Diretora de Honra, os
- 1º Ten PM Luan Guerreiro Pereira
- Cb PM Farani Salvador Freitas Rocha Junior
- Sd PM Roberto Brito da Costa
enquanto será lida a ocorrência de destaque em que tais patrulheiros participaram ativamente...
Histórico da Ocorrencia... (-Mostrar “slides” )

à Na data de ......( Histórico da Ocorrência) Parabéns aos - 1º Ten PM Luan Guerreiro Pereira
- Cb PM Farani Salvador Freitas Rocha Junior, e - Sd PM Roberto Brito da Costa
pela atuação brilhante, e pelo profissionalismo ! Vamos aplaudir...
2.)- Ocorrência da Quadrilha de Assaltos à Caixas Eletrônicos
Chamamos neste instante para se colocar em local de destaque a frente da Mesa Diretora de Honra, o TEN CEL PM NEMAR LUIZ DA COSTA LIMEIRA – Cmt do 17º BPM/M que coordenou in locco as ações de seus Policiais integrantes do 17º BPM/M na ocorrência da Quadrilha de assaltos à Caixas Eletrônicos que foi desarticulada. Chamamos também à frente para se colocar em local de destaque os
1º Ten PM Geison Moura Silva
Cb PM Noel Sebastião Lino
Sd PM Rodrigo Geraldo Rodrigues
pois esta ocorrência da prisão do assaltantes de Bancos, começou na cidade de Caraguatatuba onde após seu desfecho de 03 PMs baleados que sobreviveram, houve 10 criminosos mortos e 05 presos, após terem se envolvido em tiroteio com os bandidos.
Histórico da Ocorrencia... (-Mostrar vídeo...)
Atitudes como esta do Cel Nemar que estando no Teatro de Operações juntamente com seus Policiais, coordenando, fiscalizando e supervisionando, culminou num desfecho positivo da ocorrência, com 10 criminosos mortos e cinco presos; que mesmo os criminosos tendo atirado por várias vezes de fuzil contra os Policiais, acabaram por ferir dois Policiais que estão fora de risco de morte; Que mesmo com o risco de morrer em combate, os valorosos Policiais não se acovardaram. Parabéns ao Cel Nemar e Parabéns também aos 1º Ten PM Geison Moura Silva, Cb PM Noel Sebastião Lino e Sd PM Rodrigo Geraldo Rodrigues.
-Vamos aplaudir!
3- Ocorrência de Equipe de ROTA que Apreende Gde Qtdde de Entorpecentes no Barracão da Gaviões da Fiel
Chamamos neste instante para se colocar em local de destaque a frente da Mesa Diretora de Honra, os integrantes de Equipe de ROTA
2º Sgt PM Taylor Reche Garcia
3º Sgt PM Emerson Vioto Silva
Cb PM Idagilson Garrido Santos
Sd PM Alex Costa de Azevedo
Histórico da Ocorrencia... (-Mostrar Slides e vídeo...)
Atitudes como esta de Equipe de Rota dos Valorosos Policiais é que enaltecem a Segurança Pública de São Paulo. Vamos aplaudir...
4.)- Ocorrência de Bebê Desfalecido Engasgado Salvo por Equipe de CFP
Chamamos neste instante para se colocar em local de destaque a frente da Mesa Diretora de Honra, os
1º Ten PM Leonardo da Costa Ramos
Sd PM Leandro Silveira da Rosa
Sd PM Apolo Gomes Laurentino
do 41º BPM/M, que salvaram uma criança desfalecida quase morta.
Histórico da Ocorrencia... (-Mostrar SLIDES...)
Atitudes como esta da Eq do CFP Ten Leonardo é que denota o profissionalismo e amor a Causa Pública. -Vamos aplaudir!
Neste momento convidamos o Sr. Vereador Cel Telhada... ( Que por sua vez, solicitará que algumas autoridades o auxilie na impostação das honrarias ... ) para que se coloque a frente para a entrega das Medalhas e dos Diplomas aos homenageados.

-Chamamos o Cel PM MARIO FONSECA VENTURA – Pres. da Soc Vet de 32-MMDC;
- Chamamos o Dr. Jabur – Cõnsul de El Salvador;
-Chamamos o Cel PM Antonio Carlos Mendes Vice- Pres. da Soc Vet de 32-MMDC;
- Chamamos o Exmº Sr. Dr. Luis Mauricio Souza Blazeck – Delegado Geral de Policia Civil do Estado de São Paulo...

OCORRÊNCIAS DE DESTAQUE – PMs HOMENAGEADOS:
Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
1
1º Ten PM Luan Guerreiro Pereira
Força Tática 29º BPM/M
2
Cb PM Farani Salvador Freitas Rocha Junior
Força Tática 29º BPM/M
3
Sd PM Roberto Brito da Costa
Força Tática 29º BPM/M
4
1º Ten PM Geison Moura Silva
17º BPM/M – RE: 121.973-1
5
Cb PM Noel Sebastião Lino
17º BPM/M - RE: 888.760-8
6
Sd PM Rodrigo Geraldo Rodrigues
17º BPM/M - RE: 112.166-9


Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
2º Sgt PM Taylor Reche Garcia
1º BPChq - ROTA
2
3º Sgt PM Emerson Vioto Silva
1º BPChq - ROTA
3
Cb PM Idagilson Garrido Santos
1º BPChq - ROTA
4
Sd PM Alex Costa de Azevedo
1º BPChq - ROTA
5
1º Ten PM Leonardo da Costa Ramos
41º BPM/M
6
Sd PM Leandro Silveira da Rosa
41º BPM/M
7
Sd PM Apolo Gomes Laurentino
41º BPM/M
2ª Etapa:
Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)
Gran Cruz da Academia de História Militar Terrestre de São Paulo
Exmo Dr Marco Antonio Marques da Silva – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado  S Paulo
Exmo Dr Joaquim Dias Alves – Delegado de Polícia Seccional 5 – Leste

Colar do Jubileu de Brilhante da Revolução Constitucionalista de 32
Exmo Dr Clovis Ferreira de Araújo – Delegado Titular do 10º DP
Grão Colar Heróis de 32
Exmo Dr Luis Mauricio Souza Blazeck – Delegado Geral de Policia Civil do Estado de São Paulo
Gran Cruz Herois 32
Ilmo Dr Ives Gandra da Silva Martins – Tributarista
Ilmo Dr Carlos Arasanz Loeches – Presidente da Loeches Participações
Colar Herois de 32
Ilmo Maj Rony de Castro França Junior – chefe do S/4 da Base de Adm e Apoio do Ibirapuera
Ilmo Maj PM Marcel Euripes Scarpato Casassa – CCB
Ilmo Cap PM Alessandro da Silva- 3º GB
Ilmo 1° Ten PM Laerte Del Ré Junior – 3º GB
Ilmo Sd PM Alex Sandro Augusto de Freitas – 3º GB
Ilmo Sd PM Paulo Eujácio Barbosa de almeida – 3º GB
Ilmo Sd PM Rodrigo Oliveira Miranda da Silva – 3º GB
Ilmo Sr Luis Carlos Gerônimo

3ª Etapa:
Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)

Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
1
Cap PM Daniel Costa Junior
Correg PM
2
Cap PM Luiz Antonio dos Santos
C Com Soc
3
Cap PM Wendel Gelonezze Ramos
43º BPM/M
4
Cap PM Douglas Souza Campos
ESSgt
5
Cap PM Helio Leite Silva
2º BPChq
6
Cap PM Marçal Ricardo Razuk
2º BPChq
7
Cap PM Jose Renato Prado Galdino
2º BPChq
8
1º Ten PM Daniel Inglez Guerreiro
46º BPM/M
9
1° Ten PM Thiago Hideyuki Pedreira Chiyo
2º BPChq
10
1º Ten PM Thiago Depieri
2º BPChq
11
2º Ten PM Camila Navarro de Souza
“2 de Ouro”
12
2º Ten PM Danielli Santos Takubo
“2 de Ouro”
13
Celso Rafael de Oliveira
Pres. OCIM
14
Antônio José Fraga de Oliveira

15
2º Sgt PM Eduardo Ruyz Cardoso
1º BPChq - ROTA
16
3º Sgt PM Claudio Ruyz Cardoso

17
Cb PM Debora de Lima Barros Gonçalves
SJD “2 de Ouro”
18
Cb PM Ester Mamud Vequitini
SJD “2 de Ouro”
19
Cb PM Denis Pedreira
Correg PM
20
Cb PM Marcio Roberto dos Santos
2º BPChq
21
Cb PM Olivan Amaro de Lima
2º BPChq
22
Cb PM Emerson Miranda de Brito
2º BPChq
23
Cb PM Cicero Alexandre de Souza Americo
2º BPChq
24
Sd PM Ricardo Rocha Campos
2º BPChq
25
Suely Curaça da Silva Brasil
Diretora Escoteiros Pde Aleixo Monteiro Mafra
26
Cap PM Oswaldo Julião Junior
19º Gp Bomb.
27
Sra Amanda Tarantelli Ferreira
indicação Tarcísio

4ª Etapa:

Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)

Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Cap PM Angelo Amorim Rosa
43º BPM/M
2
Cap PM Roberto de Almeida
19º BPM/M
3
Cap PM Alessandro Gregorim Silva
2º BPChq
4
Dr. Luiz Carlos Motta
Advogado
5
1º Ten PM Guilherme de Almeida Guedes
1º BPChq - ROTA
6
1º Ten PM Eurico de Vasconcelos Pereira
14º BPM/M
7
1° Ten PM Marcos Rodolfo Sousa Bazela
2º BPChq
8
1º Ten PM Roberto Emilio Farina Filho
20º BPM/M
9
1° Ten PM Ricardo Vasconcelos Gomes
2º BPChq
10
1º Sgt PM Luiz Fernando Vequitini
1º BPChq - ROTA
11
2º Sgt PM Ricardo Jose Fusco
2º BPChq
12
Cb PM Ariston Jair de Oliveira
2º BPChq
13
Cb PM Fernando Tadeu Gonçalves
1º BPChq - ROTA
14
Cb PM Aldercy Bonfim dos Santos
2º BPChq
15
Cb PM Gislaine Mesquita Costa
SJD “2 de Ouro”
16
Cb PM Rodrigo Noli Charantola
2º BPChq
17
Cb PM Patricia Andreotti Pineis
C Com Soc
18
Cb PM Marcela Medeiro da Costa Ignacio
C Com Soc
19
Cb PM Isaias Hofacher Andrade
C Com Soc
20
Cb PM Marcos Aurélio de Paula
C Com Soc
21
Cb PM Alexandre Virginio da Silva
2º BPChq
22
Sd PM Vitor Aparecido Botaccinni
2º BPChq
23
Sd PM Gustavo Guilhermite Gomes
2º BPChq


5ª Etapa:
Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)
Medalha Marechal Castelo Branco
Ilmo Ten Cel PM Sergio Ricardo Moreti – Cmt do 1º GB
Ilmo Maj PM Anderson de Oliveira Lima – Sub Cmt do 3º GB
Medalha Jubileu de Ouro
Ilmo Cel PM José Mauricio. Weisshaupt Perez – Cmt da Academia Militar do Barro Branco

Medalha Sangue de Heróis
Ilmo Sr Marcelo Tibúrcio – Empresário
Ilmo Sr Alfredo Duarte dos Santos – Policial Civil
Medalha Nobres Damas e Nobres Cavaleiro de São Paulo
Ilma Sra Ana Cristina de Moura
Ilma Sra Giovanna Coppola Gomiero
Ilmo Sr Antonio de Barros Mello Neves
Ilmo Sr Roberto Paulichi
Ilmo Sr Antonio Carlos Gomiero

6ª Etapa:
Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)
Medalha Grau Cavaleiro              
1       Dr. Enilton Sérgio Tabosa de Egito Junior         Médico Cardiologista   
2       Comendador Prof. Osvaldo José dos Santos      Comendador       
                           
Medalha Oficial da Paz                
1       Cônsul Dr. Peter Paulicek      Cônsul da Eslovaquia  
2       Dr. Paulo Esteves         Advogado 
3       Dr. José Carlos Rodrigues Pereira do Vale         Advogado 
                           
Medalha Cinquentenário
1       Cel Av Jefferson Cesar Darolt         Cmt da BASP - Base Aérea de São Paulo
2       Exmo Sr. Vereador Sebastião Silveira Nequinho de Santi    Pres Câmara Mun Santana de Parnaíba
3       Sr. Edmilson Girão da Silva   Presidente do Sind. dos Empr. Constr. Civil de Guarulhos        
4       Dr. Paulo Yataro Kawakanli  Cirurgião Dentista       
5       Sr. Celso Abrahão        Empesário 
6       Sr. Thiago Arruda         Empesário 
7       Sr. William Sacco Mascarenhas Worth     Cmt do Exército Constitucionalista de 1932        
8       Ten PM Erick Tadeu do Prado        Academia do Barro Branco   
9       3º Sgt Murilo José Geromini Zilotti FAB 
10     Sgt PM Vladimir Rogério da Silva  19º BPM/M        
11     Cb PM Silas Bitencort Martins        19º BPM/M        
12     Sd PM Jarielson Pires de Freitas     44º BPM/M        
                           
Medalha Jubileu de Prata
1       Cb PM Samuel Rodrigues dos Santos       44º BPM/M        
                           
Medalha ABRAMMIL - Grau Cavaleiro                   
1       Sub Ten PM Raimundo Nazareno Lima da Silva         Fundação Casa   
2       Cb PM Hideraldo José dos Santos  26º BPM/M        
                           
Medalha Legionário da Paz               
1       Cap PM Rubens Alves Pereira        26º BPM/M        
2       2º Sgt PM Taylor Reche Garcia       1º Btl de Choque - ROTA     
                           
Medalha Soldado da Paz                   
1       Sr. Edmar Henrique Bernardes        Boina Azul - Haiti        

PALAVRAS DO PRESIDENTE DA SESSÃO SOLENE e ENCERRAMENTO:
Mestre de Cerimônias
Neste momento anunciamos as palavras do Presidente do Cons Deliberativo do MMDC LESTE e Proponente desta Cerimônia: Vereador CORONEL TELHADA.
Após Discurso do Cel Telhada: Com a Graça, e, Sob a Proteção de Deus, em nome da mais alta autoridade, Declaramos Encerrados os Trabalhos ( Boa Noite a Todos).
Brilhante o desenrolar dessa Sessão Solene. Vai se encerrar por volta das 22:30 horas. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES me leva de carro até o TERMINAL NORTE ARMÊNIA, onde embarco numa van, regressando para GUARULHOS.

Objeto de desejo de todos os craques que vão disputar o MUNDIAL, a taça da COPA chegou hoje a SÃO PAULO – local da abertura oficial do torneio, em 12 de junho – o último destino da turnê realizada ao redor do mundo. Ao todo, o troféu percorreu 89 países, além de passar pelas 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal. Na capital paulista, a taça de ouro maciço, de 18 quilates, ficará exposta até 1º de junho, das 9 h às 21 h, no estacionamento do SHOPPING ITAQUERA, vizinho ao ITAQUERÃO, palco do jogo entre BRASIL e CROÁCIA.
A exposição da TAÇA DA COPA começou hoje com uma homenagem a RIVELLINO campeão mundial em 1970, feita pela COCA-COLA, patrocinadora oficial do torneio e responsável pela turnê do troféu. “É um privilégio tocar a taça. Em 1970, tive o prazer de beijar a JULES RIMET. Ao pegar esta na mão, me lembro daquela conquista”, afirmou RIVELLINO.

Acompanhar um dos ensaios para a cerimônia de abertura da COPA DO MUNDO é missão quase impossível. A pedido do COL (Comitê Organizador Local), cinegrafistas, fotógrafos e jornalistas estão proibidos de ver ou gravar as cenas. Tudo para que o público se surpreenda com o que verá em 12 de junho, no ITAQUERÃO. Tapumes foram colocados em toda a extensão da área que abriga os treinos, dentro do terreno onde funcionou por décadas o CLUBE DE REGATAS TIETÊ – ele foi tomado pela Prefeitura de São Paulo em 2012, depois de anos fechado, e será transformado em um centro desportivo aberto ao público em breve. No mesmo local, funciona uma faculdade. Todos os alunos têm de comprovar que estudam lá para ter a passagem liberada. 

Um grupo de 300 manifestantes fechou, nesta tarde, a Rodovia PRESIDENTE DUTRA e a MARGINAL TIETÊ em protesto contra a reintegração de posse em um terreno na Rua MANGUARI, na VILA MARIA, zona norte. A retomada do espaço está marcada para segunda-feira, dia 2 de junho. A manifestação começou às 13 horas, quando os sem-teto interditaram um trecho da MARGINAL TIETÊ, próximo à PONTE DO TATUAPÉ. Dez minutos depois, eles liberaram a via para, em seguida, ocupar o acesso para a VIA DUTRA. Um pouco antes, durante reintegração de posse em um terreno do JARDIM SÃO LUÍS, na zona sul, a Polícia Militar entrou em confronto com um grupo de sem-teto que estava na área desde abril. Alguns moradores colocaram fogo em madeiras e fizeram uma barricada. A PM respondeu com bombas de gás. A área tinha cerca de 300 barracos e 1,2 mil pessoas ocupavam o local.

O prefeito FERNANDO HADDAD confirmou hoje à noite que vai vetar o projeto de lei aprovado pelos vereadores na noite de ontem que pretendia acabar com o rodízio de veículos na capital. Sem entrar no mérito da proposta, HADDAD disse somente que assinará o veto “assim que o projeto chegar” à Prefeitura. O petista não quis responder se deu uma bronca nos vereadores da base governista, que votaram o texto sem sequer saber do que se tratava. Hoje o dia na Câmara foi de explicações e desculpas. Apesar do projeto ter sido aprovado em menos de 50 segundos, vários vereadores vieram a público dizer que são a favor da continuidade da restrição de circulação de veículos. O líder do PSDB na Casa, FLORIANO PESARO, culpou o PT por não ter pedido votação nominal, o que obrigaria os parlamentares de irem até o microfone declarar o voto. Ele não explicou o motivo de não ter feito a solicitação. O líder do PT, ALFREDINHO, admitiu que houve uma “desatenção”. Ontem falou em “cochilo”. O presidente da Câmara, JOSÉ AMÉRICO (PT), prometeu que a partir de agora vai pedir voto nominal para todos os projetos “polêmicos”.

Incríveis coincidências e uma baita confusão. Este foi o enredo da trágica história vivida por WILLIAM SANTOS HITO. O pedreiro de 31 anos foi preso na última terça-feira acusado de assalto. A Polícia Civil chegou até ele por conta da placa do seu carro, um GOL branco, que foi anotada pela vítima. Doze horas depois o pedreiro foi liberado porque simplesmente a polícia se enganou. O verdadeiro assaltante foi detido e confessou o crime. A confusão aconteceu porque o carro de WILLIAM foi clonado. O nome do assaltante também é bem parecido, WILLIAM FERREIRA DOS SANTOS. Mas as coincidências não param por aí: ambos moram em PIRITUBA. O tipo físico é o mesmo e a fisionomia também é parecida, o que confundiu a vítima na hora do reconhecimento.
A situação do pedreiro melhorou graças aos amigos e familiares. “A gente sabia que ele não tinha feito nada. Eu estava andando de moto e vi um GOL igual ao dele”, contou NORBERTO SILVA, amigo do pedreiro. Depois de encontrar o carro clonado, vários moradores foram até a casa do assaltante. Um princípio de tumulto chamou a atenção da Polícia Militar, que inteveio. Somente ao chegar no 87º DP é que a coincidência foi descoberta. (reportagem de TAYGUARA RIBEIRO, especial para o DIÁRIO DE SÃO PAULO).

O governador GERALDO ALCKMIN anunciou, hoje, um reforço de 900 policiais militares através da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar. O projeto, uma espécie de OPERAÇÃO DELEGADA estadual, deverá contar ainda com a participação de cem bombeiros. Segundo o governo, com essa ampliação, o efetivo empregado no programa chegará a dois mil PMs em 83 cidades.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, JOAQUIM BARBOSA, comunicou hoje ao plenário da Corte a decisão de se aposentar no final de junho. “Eu decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no final deste semestre, no final de junho. Afasto-me não apenas da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei meu afastamento do serviço público após quase 41 anos”, anunciou BARBOSA durante a abertura da sessão.
Após a saída de BARBOSA, o atual vice-presidente do Supremo, RICARDO LEWANDOWSKI, assumirá o comando da Corte. BARBOSA tem 59 anos – completa 60 em outubro – e poderia continuar na Corte até 2024, aos 70 anos, quando deveria sair compulsoriamente. Antes de falar aos ministros, BARBOSA se reuniu com a presidente DILMA ROUSSEFF e com os presidentes da Câmara, HENRIQUE EDUARDO ALVES e do Senado, RENAN CALHEIROS, para comunicar a aposentadoria.
Ele não explicitou os motivos que o levaram a optar pela aposentadoria, mas questões ligadas à saúde estão entre as principais hipóteses. O magistrado sofre de dores crônicas nos quadris e na coluna, o que já o obrigou a se licenciar do cargo. O problema também o leva frequentemente a participar em pé das sessões do STF, como forma de aliviar as dores. Ele, às vezes, também reveza os modelos de cadeiras que usa.
A decisão põe fim a um período de atuação polêmica no Supremo, seja como relator do processo do mensalão, seja como presidente da Corte a partir de novembro de 2012. Durante o julgamento do esquema de pagamento a parlamentares em troca do apoio político no governo de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, BARBOSA teve discussões acaloradas com colegas do STF, como LEWANDOWSKI e LUÍS ROBERTO BARROSO.
Ele também foi considerado duro no trato aos condenados do mensalão. Petistas e advogados criticaram sua decisão de cassar o direito ao trabalho de presos no regime semiaberto que não cumpriram um sexto da pena, como JOSÉ DIRCEU. O ex-ministro integrava o governo quando LULA indicou BARBOSA ao STF em 2003, na condição de primeiro negro a alcançar o cargo no país.
Nas conversas reservadas que teve hoje, BARBOSA disse que também quer viajar e tratar melhor da saúde, deixando claro que foi exaustivo o trabalho que desempenhou como presidente do STF. O ministro do Supremo MARCO AURÉLIO DE MELLO, com quem BARBOSA teve desavenças, citou as questões de saúde como uma possível causa da saída do colega. “São os problemas de saúde, o fato de não ter pique para examinar um processo como juiz. Não compreendo que alguém vire as costas para a cadeira do Supremo a não ser que esteja aludido por problemas de saúde”, afirmou MELLO. O advogado LUIZ FERNANDO PACHECO, que defende o ex-presidente JOSÉ GENOÍNO, condenado no processo do mensalão, disse que o STF ficará menos autoritário. Advogados de mensaleiros entendem que, sem BARBOSA, terão mais chances em conseguir decisões favoráveis na Corte. O Palácio do Planalto e DILMA não comentaram a decisão de BARBOSA. Os pré-candidatos presidenciais AÉCIO NEVES e EDUARDO CAMPOS elogiaram o presidente do STF. CAMPOS chegou a dizer que gostaria de tê-lo no PSB. 

O avião da MALAYSIA AIRLINES desaparecido em 8 de março com 239 pessoas a bordo, não caiu na região do OCEANO ÍNDICO onde foram registrados sons que as autoridades acreditavam que fossem das caixas pretas, informou hoje o Centro de Coordenação Internacional de Buscas. “Podemos afirmar que aquela região não é o local onde caiu o voo MH370”, diz o comunicado. O anúncio é o último passo atrás no que já é a mais longa missão de busca na história da aviação comercial. O comunicado ressalta que as buscas vão continuar, em três novas fases. Primeiro, todos os dados coletados serão revisados para então se definir uma nova zona de busca, cm até 60 mil quilômetros quadrados ao longo do arco no sul do OCEANO INDICO. Em seguida será feita uma pesquisa no solo do oceano na área definida. A partir daí, serão requisitados os serviços especializados.

Quatro estudantes sequestradas na NIGÉRIA pelo grupo terrorista BOKO HARAM voltaram para casa. Ainda não se sabe ao certo se elas conseguiram escapar do cativeiro ou se foram libertadas. Cinquenta e sete jovens, das mais de 200 raptadas, estão livres. Os terroristas querem a soltura de presos no país para liberar as meninas.

Milícias separatistas pró-RÚSSIA derrubaram um helicóptero da Força Aérea Ucraniana hoje nos arredores de SLAVIANSK, foco de confrontos entre rebeldes e o governo central no leste da UCRÂNIA. Todos os 14 militares que estavam a bordo (13 soldados e um general) morreram.

Fontes do governo dos ESTADOS UNIDOS confirmaram que um cidadão norte-americano foi o responsável por um atentado suicida no norte da SÍRIA no domingo. O homem teria explodido um caminhão carregado de munições na província de IDLIB.

Um petroleiro explodiu hoje perto do PORTO DE HIMEJI, no JAPÃO, e deixou quatro tripulantes gravemente feridos e o capitão desaparecido. Outros sete tripulantes foram resgatados, quatro deles com queimaduras graves. A embarcação tem 81 metros de comprimento e 998 toneladas.        

2 016     :      -      DOMINGO
O CAPITÃO PM NATANAEL, presidente do núcleo MMDC-LESTE, manda-me a relação dos agraciados com as honrarias desse núcleo, que serão homenageados no dia 30 de maio, amanhã, em sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, numa das proposituras do Deputado CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA. Vou difundir essa lista para os demais grupos que tenho no whats app e também em meu blog.
Recebo várias mensagens, uma delas é do MARIANO TAGLIANETTI.
Caríssimo Cel. VENTURA, boa noite!
A perspectiva do impoluto juiz MORO agendar NOVE DE JULHO estará condicionada em visita, mais breve possível.
Assim, peço ao nobre paladino, que recomende á Sra. Marinei, diligenciá-lo conjuntamente com o diploma do Comandante Pericin,
e dos outros dois cujas erratas foram já ventiladas.
Efusivos cumprimentos e com apreço, Mariano.
A nossa secretária Marinei, de fato, é uma verdadeira heroína pela carga operosa que realiza, mas necessitamos de seus préstimos, o quanto mais breve.
PS - observar que : - qualquer correspondência deverá ser sobrestada para Av. JOÃO GUALBERTO 381 /  APTO. 1902  / Ed FONTANA BIANCA /  CEP 80030  000 / Curitiba - Pr

Faço neste domingo o prefácio de um livro do voluntário CLINEU BRAGA DE MAGALHÃES, a pedido do Professor JEFFERSON BIAJONE:

Prefácio
MARIO FONSECA VENTURA (*)
Nascido em Taquaritinga, São Paulo, em 22 de agosto de 1911, CLINEU BRAGA DE MAGALHÃES, soldado número 22 do 2º pelotão da 2ª Companhia do Batalhão "14 de Julho", morreu em combate, com um tiro no coração no dia 18 de setembro de 1932. Tinha apenas 21 anos, jovem, como a maioria dos voluntários que partiram para as linhas de frente no Movimento Constitucionalista de 1932.
Era aluno do terceiro ano de Engenharia, do Mackenzie College. No livro Cruzes Paulistas está registrado que demonstrou ser um artista nato, capaz de grandes realizações e de, também, captar amizades e simpatias sinceras, posteriormente demonstradas em repetidas homenagens de que sua memória foi alvo.
Em seu diário de Campanha ele demonstra isso. Além de relatar os horrores da guerra, vai de um misto de incertezas, contradições, amarguras até a grandiosidade do movimento e seus atos de bravura.
No dia 23 de agosto de 1932, completa vinte e um anos no ardor da batalha e a perda de seu primo Rubens "Uma granada havia explodido ao lado da trincheira dele e um estilhaço atingiu-o na cabeça, no momento em que o meu infeliz primo estava sem capacete".
CLINEU escreve sua últimas linhas a 17 de setembro, quando o ataque inimigo era intenso: "Aviões, canhões, granadas, metralha, fuzilaria, homens correndo, deitando, atirando com a mesma intensidade de fita de cinema, um gasto enorme de munições e nós sem dar um tiro para evitar desperdícios...". E, no dia seguinte, perdia a vida com um tiro no coração.
Demonstra ele bravura ímpar, como a muitos outros rapazes que participaram do movimento constitucionalista. Deram para nós uma lição de vida, de valores que não mais existem nos dias atuais. 
No dia 23 de abril de 1910, Theodore Roosevelt pronunciou na Sorbonne, em PARIS, que o verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem. O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, falha, mas, aos poucos, vai acertando, porque não existe esforço sem erro.
Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena.
Este é o verdadeiro homem que, na melhor das hipóteses, vai conhecer a vitória e a conquista. E, na pior, cairá, mas, mesmo na queda, é grande, pois viveu com coragem e esteve acima das almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas.
O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.
Brilhante a idéia do Professor Jefferson Bianone em homenagear CLÍNEU BRAGA DE MAGALHÃES. Como presidente do primeiro Núcleo de Correspondência PAULISTAS DE ITAPETININGA ! ÀS ARMAS !,  criado em 12 de julho de 2011, o Professor Jefferson Biajone tem primado por manter acesa a chama do IDEAL DE 32, principalmente no SETOR SUL.
Sucursal pioneira da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, foi a primeira da modalidade correspondência a ser criada desde a fundação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. E deu azo para a criação de mais duas dezenas de núcleos de correspondência por todo esse interior, não mais pesquisando acerca do Setor Sul, mas agora em todos os setores da Revolução Constitucionalista de 1932.
O Professor JEFFERSON BIAJONE ingressou como associado do MMDC em abril de 201ll e, nesses cinco anos de atividades intensas tem feito muito para que venham à lume pontos importantes da Revolução de 32. Pugna ele pelo lema "SUSTENTAE O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA!". Meus sinceros parabéns pelo maravilhoso trabalho que tem encetado, contribuindo muito para o sucesso da Sociedade Veteranos de 32-MMDC"!.
 (*) Coronel PM Presidente da Sociedade Veteranos de

O investigador FERNANDO DOS SANTOS MENANI, de 51 anos, foi morto na porta de sua casa, em TABOÃO DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO, após levar quatro tiros do PM MILTON TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR, 22. O crime ocorreu na noite de sábado, após uma discussão banal.
Segundo a Polícia Civil, o investigador chegava em casa junto com a filha de 9 anos quando se irritou ao ver o táxi do motorista RENATO TEIXEIRA DA SILVA, 26, irmão do PM, estacionado em frente à sua garagem.
O taxista estava com a namorada na residência dela e já tinha deixado o veículo outras vezes no local, bloqueando a entrada na residência do policial civil. Segundo testemunhas, o investigador chamou o taxista para tirar satisfação e uma discussão acalorada aconteceu. O policial civil ameaçou chamar o guincho.
Mesmo assim, RENATO se negou a afastar o automóvel e ligou para o seu irmão, que chegou momentos depois em um PEUGEOT preto sem a farda da Polícia Militar. Os três gritavam, quando MILTON sacou sua pistola ponto 40, que pertence à corporação, e atirou quatro vezes contra FERNANDO, que ainda conseguiu revidar, acertando a perna do PM.
O taxista levou o irmão para o Hospital Geral de PIRAJUÇARA, onde os dois foram presos em flagrante. O investigador também foi socorrido ao mesmo local, mas morreu.
Toda a confusão aconteceu na frente da filha do investigador, que foi amparada por vizinhos. Ele atuava no 1º DP da cidade, mas já foi chefe dos investigadores do GARRA. O soldado se formou na corporação há dois anos. As corregedorias apuram o homicídio qualificado.
Durante a confusão, ocorria uma confraternização em um bar vizinho ao local do crime. Ao ouvir os disparos, o dono do estabelecimento, FRANCISCO ARAÚJO DE SOUZA, 51, que é amigo do investigador, saiu do local com uma arma atirando para cima. Depois, voltou ao comércio e deixou o revólver em cima do balcão. A arma foi furtada. O comerciante pagou fiança de 1,2 mil reais e liberado.

Era para o BRASIL ter vencido o fraco PANAMÁ por mais do que o magro placar de 2 a 0, hoje, no amistoso preparatório para a disputa da COPA AMÉRICA, nos EUA. Sim, era. Deveria ser.
Mas isso, às vezes, é o menos importante. Em oportunidades como essa, não é preciso dar show. Não na visão do treinador, pelo menos. Vale mesmo, avaliar algumas peças e, principalmente, se o que tem sido treinado no dia a dia está dando resultado, na prática, em jogo.
O BRASIL jogou com ALISSON DANIEL ALVES (FABINHO), GIL, MIRANDA e DOUGLAS SANTOS; LUÍS GUSTAVO (HULK), ELIAS, WILLIAN (LUCAS LIMA), RENATO AUGUSTO (RODRIGO CAIO) e PHILIPPE COUTINHO (KAKÁ); JONAS (GABRIEL).
O amistoso foi no DICK´S SPORTING GOODS PARK, em DENVER, no COLORADO (EUA).  

Não é só pela derrota. Não é só pelo fim de uma longa invencibilidade em casa. Não é só pelo mau futebol apresentado. O SANTOS saiu do alerta e entrou em estado de emergência porque não há sinais convincentes de que pode melhorar a curto prazo. Perder para o INTERNACIONAL por 1 a 0, hoje, na VILA BELMIRO, é o de menos. Duro é o que vem pela frente.
Sacado do time titular após a eliminação na semifinal do Campeonato Paulista, contra o AUDAX, o meia-atacante GUILHERME está voando após ficar três partidas no banco de reservas. Melhor jogador em campo na vitória do CORINTHIANS sobre a PONTE PRETA, na última quinta-feira, ele repetiu o feito sobre o SPORT, hoje, na ILHA DO RETIRO, por 2 a 0.
Pela segunda vez na temporada, o técnico TITE abriu mão do tradicional 4-1-4-1. Assim, GUILHERME teve mais liberdade para comandar as ações no meio de campo e menos responsabilidade para ajudar o time na hora da marcação.
Nem LUGANO, o DIOS DA RAÇA, muito menos o menino GABRIEL JESUS. Quem decidiu o clássico entre PALMEIRAS e SÃO PAULO foi o meia PAULO HENRIQUE GANSO. Com um gol de cabeça, o camisa 10 garantiu a vitória por 1 a 0, no MORUMBI, e o fim do jejum de dez clássicos sem o TRICOLOR saber o que era vencer um rival.
Com mais esse gol, GANSO chegou a sete marcados nesta temporada. Já é mais do que o dobro em relação aos três anotados ao longo de 2015, estando, agora, mas próximo da área sob o comando do técnico argentino EDGARDO BAUZA.
O comandante, por sinal, sentiu pela primeira vez o gosto de vitória em clássicos pelo TRICOLOR. Antes, foram duas derrotas (para CORINTHIANS e PALMEIRAS, ambas por 2 a 0) e um empate (1 a 1 com o SANTOS, na VILA).
Ao menos um jejum segue intacto. São 14 anos sem que o PALMEIRAS vença o SÃO PAULO no MORUMBI. Agora, são 23 partidas invictas contra o rival.
O FLAMENGO mostrou poder de superação e afastou um pouco a crise causada pela eliminação na segunda fase da COPA DO BRASIL, contra o FORTALEZA. Hoje, no MOISÉS LUCARELLI, o RUBRO-NEGRO derrotou a PONTE PRETA, por 2 a 1.
Em PORTO ALEGRE, o GRÊMIO continua sem saber o que é perder no BRASILEIRÃO. Ao receber o CORITIBA, o TRICOLOR GAÚCHO não tomou conhecimento do rival e fez 2 a 0, gols de LUAN e EVERTON. Com o resultado, o time assumiu a liderança e segue também sem sofrer gols.
Também hoje, o FLUMINENSE levou a melhor  sobre o BOTAFOGO e venceu o clássico, por 1 a 0, em VOLTA REDONDA. O atacante FRED fez o gol do clube das Laranjeiras, aproveitando um erro da defesa.
No outro jogo disputado às 16 horas, o VITÓRIA ficou no empate por 1 a 1 com o ATLÉTICO MINEIRO.  

A MERCEDES colocou fim à alegria passageira da concorrência e restabeleceu a rotina do domínio de seus pilotos na Fórmula 1. Responsável pela surpreendente vitória de MAX VERSTAPPEN na corrida anterior, hoje, a RED BULL vacilou no GP DE MÔNACO e facilitou o triunfo de LEWIS HAMILTON.
Em uma prova marcada pela inconstância do clima, o britânico, sem vencer desde a temporada passada, largou em terceiro, apostou em uma estratégia arriscada e completou a prova em primeiro. A última vez em que o atual campeão havia subido no degrau mais alto do pódio fora no GP DOS ESTADOS UNIDOS, em outubro de 2015.
A segunda posição em MÔNACO ficou com DANIEL RICCIARDO, seguido pela surpreendente FORCE INDIA do mexicano SÉRGIO PÉREZ. Pole, o australiano saiu da pista reclamando da equipe técnica da RED BULL, que cometeu uma falha no segundo pit stop dele na corrida.
Quando o piloto foi para os boxes, os mecânicos não estavam prontos e, por causa do tempo perdido, RICCIARDO acabou retornando para a pista atrás de HAMILTON. Nas ruas estreitas do Principado, o australiano não conseguiu mais recuperar a posição perdida.
Líder do Mundial de Pilotos, o alemão NICO ROSBERG, da MERCEDES, ficou em sétimo.
Os brasileiros não tiveram o dia fácil. FELIPE MASSA terminou em décimo e se deu por satisfeito com a conquista de um ponto. FELIPE NASR nem conseguiu completar o percurso. Em uma tentativa atrapalhada de ultrapassagem, o companheiro MARCUS ERICSSON acabou acertando a SAUBER do brasileiro, que abandonou.

Estreante na FÓRMULA INDY, o americano ALEXANDER ROSSI venceu a histórica centésima edição das 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS, hoje. Egresso da F-1 (correu pela MARÚSSIA), o piloto, de 24 anos, provou que quem poupa tem e, enquanto, diversos concorrentes deixavam a pista por falta de combustível, cruzou a linha de chegada.O brasileiro TONY KANAAN completou em quarto, com HELIO CASTRONEVES, que poderia ter se tornado o primeiro estangeiro tetracampeão da prova, em 11º.

A comemoração pela conquista do título da LIGA DOS CAMPEÕES pelo REAL MADRID ficou manchada por uma tragédia. Doze torcedores foram mortos enquanto assistiam ao confronto contra o ATLÉTICO DE MADRID, no sábado, na cidade de BAAKOUBA, a cerca de 60 quilômetros ao norte de BAGDÁ. O grupo estava reunido na sede de um fã-clube.
Em entrevista ao jornal espanhol "AS", o presidente da associação, ZIAD ALBIDANI, disse que quatro terroristas entraram no local e atiraram indiscriminadamente nos torcedores. A ação ocorreu após a prorrogação, quando os atletas se preparavam para os pênaltis.
De acordo com testemunhas, o grupo portava armas automáticas. Outras oito pessoas teriam ficado feridas durante a ação, mas as autoridades ainda não divulgaram o balanço final de vítimas.
Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado. Autoridades iraquianas, porém, atribuem o ataque a membros do ESTADO ISLÂMICO. "É uma situação terrível. Destruíram a felicidade dos torcedores do REAL MADRID em uma noite tão especial", declarou um dos integrantes da torcida, que pediu para não ser identificado.
O presidente do REAL, FLORENTINO PÉREZ, divulgou uma mensagem de condolências às vítimas e seus familiares.
Este é o segundo atentado registrado este ano contra torcedores merengues no IRAQUE. Em 13 de maio, 16 pessoas foram mortas e outras 20 ficaram feridas em um bar na cidade de BALAD, próximo a BAAKOUBA. Na época, o ESTADO ISLÂMICO assumiu a responsabilidade pela ação.
Apesar da tragédia, a torcida espanhola comemorou muito a conquista do 11º título da LIGA pelo REAL. Cerca de 70 mil fãs do clube foram às CIBELES, tradicional ponto de encontro da torcida nas celebrações do time, para receber a equipe, ainda na noite do sábado. Apesar da chuva, o time desfilou em carro aberto pelas ruas da cidade e só voltou para casa na madrugada de ontem para hoje.
E a festa continuou. Refeitos das celebrações da véspera, a primeira parada dos jogadores foi na prefeitura da capital espanhola. Na tribuna, FLORENTINO dedicou o novo título conquistado às vítimas do atentado no IRAQUE. De lá, os jogadores desfilaram novamente em carro aberto, exibindo o troféu. A equipe fez mais uma parada, na PORTA DO SOL, onde se encontraram com mais milhares de torcedores.
A cada parada, diversos integrantes da equipe aproveitaram à festa para agradecer pelo apoio. "Estamos muito orgulhosos de vocês, de como estiveram conosco durante todo o ano. Agora, nós trazemos a LIGA DOS CAMPEÕES", disse o técnico ZINEDINE ZIDANE.
A última parada do grupo foi no SANTIAGO BERNABÉU. O estádio lotou para ver a ORELHUDA, apelido do troféu da LIGA.

Depois de ser duramente atacada por falhas na investigação sobre o estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos em uma comunidade do RIO DE JANEIRO, a Polícia Civil informou, hoje, que a delegada-titular CRISTIANA BENTO, da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, assumiu a coordenação do inquérito, que estava, até então, nas mãos do delegado ALESSANDRO THIERS, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.
A Polícia Civil disse, em nota, que "a medida visa evidenciar o caráter protetivo à menor vítima na condução da investigação, bem como afastar futuros questionamentos de parcialidade no trabalho".
A nota acrescenta ainda que a delegada CRISTIANA está analisando as provas colhidas até o momento no inquérito policial, incluindo depoimentos e outras diligências já realizadas, para definir os próximos passos da investigação.
A adolescente afirmou ter sido estruprada no sábado, dia 31 de maio, por 33 homens. Em vídeo gravado por um dos suspeitos e divulgado na internet, ela aparece desacordada e sangrando nas partes íntimas. Hoje, o governo fluminense confirmou que a menina entrará para o Programa de Proteção à Criança e Adolescentes Ameaçados de Morte.
A advogada ELOÍSA SAMY foi desautorizada pela família da jovem a falar em nome da vítima. Ela vinha acompanhando o caso desde o início e foi a primeira a atacar o delegado destituído do caso hoje.
Em entrevista à TV GLOBO, o chefe da Polícia Civil, FERNANDO VELOSO, afirmou que a troca do comando da investigação visa garantir a imparcialidade da investigação. "Em razão desse elevado desgaste que o delegado (ALESSANDRO THIERS) está tendo, a gente vai avaliar se houve falta de habilidade dele na questão do trato com a vítima ou não. Até para tentar preservar o delegado e garantir a imparcialidade da investigação, para que a gente não tenha de enfrentar discussão sobre a investigação ser conduzida de forma imparcial", afirmou.
A ex-chefe da Polícia Civil do RIO,  a atual deputada estadual MARTA ROCHA, também disparou críticas à condução da investigação e a ausência da Delegacia da Mulher no caso.
"Entendemos porque tantas mulheres deixam de ir às delegacias denunciar casos de abuso!", afirmou.
THIERS se defendeu dizendo que estava fazendo um trabalho "técnico", "coerente" e "sério". Mesmo tendo ouvido diversos suspeitos, entre eles um homem que alegou ter feito sexo com a menina, gravado e divulgado o vídeo na internet, até hoje à noite ninguém tinha sido preso pela Polícia Civil pelo abuso.

Um protesto contra o estupro da jovem de 16 anos numa favela no RIO terminou com a pichação do prédio do Supremo Tribunal Federal e um varal de calcinhas pendurado na fachada. O momento mais tenso se deu quando os manifestantes somavam 1,5 mil pessoas, segundo estimativas da PM - derrubaram as grades que cercam o STF e depositaram flores na estátua da Justiça. Um policial militar usou gás de pimenta para tentar contê-los, mas sem sucesso.
Depois que muitas flores e cartazes já tinham sido colocados, dez seguranças do STF cercaram a estátua. A PM mandou reforços para proteger o tribunal.
O grupo estava concentrado no MUSEU DA REPÚBLICA, na ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, e, por volta das 11 horas saiu em direção à Corte, na PRAÇA DOS TRÊS PODERES. Ao chegar às grades que protegem o tribunal, os manifestantes jogaram flores em direção à estátua.
O varal de calcinhas foi colocado na lateral do piso do tribunal. Várias pessoas também sujaram as mãos de tinha vermelha e depois fizeram marcas com elas em uma das colunas externas do STF. Havia muitos cartazes. Um deles dizia: "Não ensinem as meninas a terem medo. Ensinem os meninos sobre o respeito". Outro fazia referência ao estupro coletivo da adolescente no RIO, que teve imagens compartilhadas pelas redes sociais e chamou a atenção de todo o país para o assunto. "Imagine você sendo violentado por 30; compartilhado por 300; julgado por 3 milhões", dizia o cartaz.

EDUARDO CUNHA perdeu a presidência da Câmara, está afastado, pelo Supremo Tribunal Federal, de suas funções como deputado federal, mas ainda continua dando as cartas em BRASÍLIA.
Horas depois de ser acusado pela presidente afastada, DILMA, de mandar no governo interino de MICHEL TEMER, o peemedebista respondeu à petista com uma série de acusações e, ao seu estilo, cheio de ironias.
Ao comentar a entrevista de DILMA ao jornal "FOLHA DE SÃO PAULO", na qual ela diz que TEMER "terá de se ajoelhar" diante de CUNHA se quiser ter o mínimo de governabilidade, o algoz do impeachment acusa a presidente afastada de arrogante e mentirosa.
"Além da arrogância e das mentiras habituais, ela demonstra a sua incapacidade de governar. Além do crime de responsabilidade cometido e que motivou seu afastamento, as suas palavras mostram o mal que ela fez ao país. Com o descontrole das contas públicas, aumenta a inflação e a despesa de juros da dívida pública. A sua gestão foi um desastre", afirmou CUNHA.
Para DILMA, "o EDUARDO CUNHA é a pessoa central do governo TEMER. Isso ficou claríssimo agora, com a indicação do ANDRÉ MOURA (para líder do governo na Câmara). CUNHA não só manda, ele é o governo TEMER. E não há governo possível nos termos de EDUARDO CUNHA" disse ela, completando: "Vão ter de se ajoelhar".
"DILMA mente tanto que já estamos aprendendo a identificar quando ela mente. Basta mover os lábios", fala, para completar em seguida citando um possível arrependimento do ex-presidente LULA ao escolher a pupila para sucedê-lo no Palácio do Planalto. A confissão teria sido feita ao ex-senador JOSÉ SARNEY, que relatou o diálogo em conversa gravada pelo ex-presidente da TRANSPETRO, SÉRGIO MACHADO.    


XXXXX