segunda-feira, 20 de outubro de 2014

DIÁRIO DE CUBA

 
JORNAL DE CUBA, confirma
 
https://1.bp.blogspot.com/-t0G0QQcJttg/U8z1o5EXOTI/AAAAAAAAXzs/VCEyen3IaNA/s1600/Cuba+1.jpg
 
Hipócritas, safados, descompromissados com o sofrido povo brasileiro !!! Enquanto isso, aqui centenas de pessoas morrem diariamente nos corredores dos hospitais, nas ruas, vítimas da violência, nas estradas esburacadas, vítimas da falta de saneamento básico e da ignorância e analfabetismo, consequência de uma inexistente educação. Enquanto isso eles se tratam no Sírio e Libanês, viajam em jatos de luxo, jantam em bons restaurantes e moram em mansões ou Palácios, e desfrutam de toda a segurança, tudo às  custas  dos nossos impostos e desvios de verbas. Outubro está chegando.Ou se dá um fim a esse estado de coisas, ou o Brasil será destruído de vez !!!

PAPA FRANCISCO FALA SOBRE A POBREZA NA AMÉRICA LATINA


 
Começa a circular a transcrição de uma entrevista feita com o atual Papa Francisco quando ele era o então Cardeal Bergoglio, na Argentina. Na realidade, foi uma emboscada realizada pelo jornalista Chris Matthews da MSNBC, mas Bergolio encurralou Matthews de tal forma que a entrevista nunca foi ao ar porque, ao perceber que seu plano havia falhado, Matthews arquivou o vídeo. Porém, um estudante de Notre Dame, que prestava serviços sociais na MSNBC, apoderou-se dele e o deu para seu professor.
O destaque da entrevista é a discussão sobre a pobreza. A entrevista começou quando o jornalista, tentando embaraçar o Cardeal, perguntou-lhe o que ele pensava sobre a pobreza no mundo.

O Cardeal respondeu:
- Primeiro na Europa e agora nas Américas, alguns políticos têm-se dedicado a endividar as pessoas, fazendo com que fiquem dependentes. E para quê? Para aumentar o seu poder. Eles são grandes especialistas em criação de pobreza e isso, ninguém questiona. Eu esforço-me para lutar contra esta pobreza. A pobreza tornou-se algo natural e isso é ruim. Minha tarefa é evitar o agravamento de tal condição. As ideologias que produzem a pobreza devem ser denunciadas. A educação é a grande solução para o problema. Devemos ensinar as pessoas como salvar sua alma, mas ensinar-lhes também a evitar a pobreza e a não permitir que o governo os conduza a esse estado lastimável

Matthews pergunta:
- O senhor culpa o governo?
- Eu culpo os políticos que buscam seus próprios interesses. Você e seus amigos são socialistas. Vocês (socialistas) e suas políticas, são a causa de 70 anos de miséria, e são culpados de levar muitos países à beira do colapso. Vocês acreditam na redistribuição, que é uma das razões para a pobreza. Vocês querem nacionalizar o universo para poder controlar todas as atividades humanas. Vocês destroem o incentivo do homem, até mesmo para cuidar de sua família, o que é um crime contra a natureza e contra Deus. Esta vossa ideologia cria mais pobres do que todas as empresas que vocês classificam de diabólicas.

Replica Mathews:
- Eu nunca tinha ouvido nada parecido de um cardeal.
- As pessoas dominadas pelos socialistas precisam de saber que não têm que ser pobres.

Ataca Mathews:
- E a América Latina? O senhor quer negar o progresso conseguido?
- O império da dependência foi criado na Venezuela por Hugo Chávez, com falsas promessas e mentindo para que se ajoelhem diante de seu governo. Dando peixe ao povo, sem lhes permitir pescar. Se na América Latina alguém aprende a pescar é punido e seus peixes são confiscados pelos socialistas. A liberdade é castigada. Você fala de progresso e eu falo de pobreza. Temo pela América Latina. Toda a região está controlada por um bloco de regimes socialistas, como Cuba, Argentina, Equador, Bolívia, Venezuela, Nicarágua. Quem vai salvá-los (a América Latina) dessa tirania?
Acusa Mathews:
- O senhor é um capitalista?
- Se pensarmos que o capital é necessário para construir fábricas, escolas, hospitais, igrejas, talvez eu seja capitalista. Você se opõe a este raciocínio?
- Claro que não, mas o senhor não acha que o capital é retirado do povo pelas corporações abusivas?
- Não, eu acho que as pessoas, através de suas escolhas econômicas, devem decidir que parte do seu capital vai para esses projetos. O uso do capital deve ser voluntário. Só quando os políticos se apropriam (confiscam) esse capital para construir obras públicas e para alimentar a burocracia, é que surge um problema grave. O capital investido voluntariamente é legítimo, mas o que é investido com base na coerção é ilegítimo.
- Suas ideias são radicais, diz o jornalista.
- Não. Há anos Khrushchev advertiu: "Não devemos esperar que os americanos abracem o comunismo, mas podemos ajudar os seus líderes com injeções de socialismo, até que, ao acordar, eles percebam que abraçaram o comunismo". Isto está acontecendo agora mesmo no antigo bastião da liberdade. Como os EUA poderão salvar a América Latina, se eles próprios se tornarem escravos de seu governo?
Mathews diz:
- Eu não consigo digerir (aceitar) tal pensamento.
O Cardeal respondeu:
- Você está muito irritado porque a verdade pode ser dolorosa. Vocês (os socialistas) criaram o estado de bem-estar que consiste apenas em atender às necessidades dos pobres, pobres esses que foram criados por vocês mesmos, com a vossa política. O estado interventor retira da sociedade, a sua responsabilidade. Graças ao estado assistencialista, as famílias deixam de cumprir seus deveres para obterem o seu bem-estar, incluindo as igrejas. As pessoas já não praticam mais a caridade e veem os pobres como um problema de governo. Para a igreja já não há pobres a ajudar, porque foram empobrecidos permanentemente e agora são propriedade dos políticos. E algo que me irrita profundamente, é o fato dos meios de comunicação observarem o problema sem conseguir analisar o que o causa. O povo empobrece e logo em seguida, vota em quem os afundou na pobreza.
A entrevista é muito maior, para os que quiserem ler na totalidade clique AQUI (Em Inglês)

FRAUDE À VISTA

a 
Fraude à vista 
  Conforme disse Norman Mailer em outro contexto,
  Acautelai-vos! Divulgai!

  Gustavo
Em 14 de outubro de 2014 12:13, Sergio Woolf Meinicke escreveu:

Será que o PT está preparando nova FRAUDE nas Eleições? LEIAM COM ATENÇÃO:

Servidores do TRE informaram que as urnas usadas no 1o Turno serão recolhidas, pois novas urnas serão enviadas para o 2o turno.
Este fato NUNCA ocorreu em nenhuma outra eleição!
Tal "novidade" veio através de ofício do TSE, dizendo que em razão dos problemas de atraso no 1o turno, serão mandados novos equipamentos já preparados de Brasilia.
Só que as urnas são sempre preparadas e testadas em cada cidade...
Para piorar, pela data que as urnas chegarão, não haverá tempo hábil para se fazer os testes de funcionamento.
Estranho não é...????

Soma-se a isso o grande fiasco dos Institutos de Pesquisa no 1o Turno. As principais pesquisas para o 2o Turno mostram quadro de empate técnico....

Já se questionaram que o real papel destes institutos de pesquisa pode ser apenas uma forma de "validação" de um processo de manipulação eleitoral em curso?
Ou seja, se colocarem o Aécio na frente com pouca vantagem, e na apuração oficial a Dilma ganhar por uma diferença pequena de votos, ninguém vai questionar... não haverá comoção nacional suficiente para colocar o processo eleitoral em cheque...
Todos falarão que estava dentro da margem de erro prevista pelas pesquisas....
Será que realmente podemos confiar nas urnas eletrônicas, e nas autoridades do PT que hoje comandam tudo, inclusive o processo eleitoral... ou já se esqueceram que o atual presidente do TSE, Min. Dias Toffoli, fez toda sua carreira como advogado oficial do PT, até ser nomeado Ministro do STF em 2009 pelo Lula??

ACORDE BRASIL!!!

DIVULGUEM AO MÁXIMO PARA EVITARMOS QUE O PT, PARA SEGUIR A QUALQUER CUSTO COM SEU PLANO DE PODER, TENTE FRAUDAR ESTAS ELEIÇÕES!!!

IRRITADO COM DILMA, IVES GANDRA MUDA DE OPINIÃO

Assunto: IRRITADO COM DILMA,IVES GANDRA MUDA DE OPINIÂO-- Folha SP ontem

Veja bem quem fala:
Comentário serio e ponderado de uma pessoa de destaque.
Ives Gandra Martins:
Minhas irritações com a presidente
IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, 79, advogado,
é professor emérito da Universidade Mackenzie,
da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
 e da Escola Superior de Guerra
 
Em 16 de março de 2011,
publiquei nesta Folha um artigo
 em que apoiava a presidente Dilma e seu vice, Michel Temer – meu confrade em duas Academias
 e companheiro de conferências universitárias –
pelas ideias apresentadas para o combate à corrupção
 e a promoção do desenvolvimento nacional.
 
Como mero cidadão,
não ligado a qualquer partido ou governo,
tenho, quase quatro anos depois,
o direito de expressar minha irritação
com o fracasso de seu governo
e com as afirmações não verdadeiras de que o Brasil economicamente é uma maravilha e que
seu governo é o paladino da luta contra a corrupção.
 
Começo pela corrupção.
Não é verdade que, graças a ela,
os oito anos de assalto à maior empresa do Brasil,
estão sendo rigorosamente investigados.
 
Se quisesse mesmo fazê-lo, teria apoiado a CPI para
 apurar os fantásticos desvios, no Congresso Nacional.

A investigação se deve à independência e
à qualidade da Polícia e do Ministério Público federais
que agem com autonomia e não prestam vênia aos detentores do poder.
 
Nem é verdade que demitiu o principal diretor envolvido.
 
Este, ao pedir demissão,
recebeu alcandorados elogios pelos serviços prestados!

Por outro lado, não é verdade que a economia vai bem.
Vai muito mal.
Os recordes sucessivos de baixo crescimento,
culminando, em 2014, com um PIB previsto
em 0,3% pelo FMI,
demonstram que seu ministro da Fazenda
especializou-se em nunca acertar prognósticos.

Acrescente-se que também não é verdade
 que controla a inflação, pois, se o PIB baixo decorresse
 de austeridade fiscal, estaria ela sob controle.
 
O teto das metas,
arranhado permanentemente,
demonstra que a presidente gerou
um baixo PIB e alta inflação.

Adotando a pior das formas de seu controle,
que é o congelamento de tarifas,
afetou a Petrobras e a Eletrobras,
fragilizando o setor energético,
além de destruir a indústria de etanol,
sem perceber que desde
 Hamurabi (em torno de 1700 a.C.) e Diocleciano (301 d.C.)
 o controle de preços,
que fere as leis da economia de mercado, fracassou,
 como se vê nas economias argentina e venezuelana,
que estão em frangalhos.

O mais curioso é que o Plano Real,
que tanto foi combatido por Lula e pelo PT,
é o que ainda dá alguma sustentação à Presidência.

Em matéria de comércio internacional,
os governos anteriores aos atuais
conseguiram expressivos saldos na balança comercial,
que foram eliminados pela presidente Dilma.
 
Apenas com artimanhas de falsas exportações
 é que conseguiu obter inexpressivos saldos.
 
O "superavit primário"
nem vale a pena falar,
pois os truques contábeis são tantos,
que, se qualquer empresa privada os fizesse,
teria autos de infração elevadíssimos.

Seu principal eleitor
(o programa Bolsa Família)
consome apenas 3% da receita tributária.
Os 97% restantes são desperdiçados
entre 22 mil cargos comissionados, 39 ministérios,
obras superfaturadas,
na visão do Tribunal de Contas da União,
e incompletas.

Tenho, pois,
como cidadão que elogiou Sua Senhoria,
no início – para mim Sua Excelência é o cidadão,
a quem a presidente deve servir –,
o direito de, no fim de seu governo,
mostrar a minha profunda decepção
com o desastre econômico que gerou e que
 me preocupa ainda mais,
por culpar os que criam riqueza e empregos
em discurso que pretende, no estilo marxista,
promover o conflito entre ricos e pobres.
Gostaria, neste artigo –
ao lembrar as palavras de apoio daquele que escrevi neste mesmo jornal quase quatro anos atrás –,
dizer que, infelizmente, o fracasso de seu projeto reduziu o país a um mero exportador
 de produtos primários,
tornando este governo um desastre econômico.

19 DE OUTUBRO DE 2014 - DOMINGO

DIA      D E Z E N O V E      DE     O U T U B R O     D E     2014     -    DOMINGO.
77 anos, 9 meses e 22 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
102º DIA DO ANO 65º
56 anos e 135 dias na PMESP
55 anos e 247 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 842 dias – 476 212 horas.
51 anos e 40 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
26 anos e 219 dias no Posto de Coronel – 319 meses e 7 dias.
3 anos e 104 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 768 dias CORONEL - 22 anos e 310 dias na reserva.
10 325-248 664                            9 768-234 840                             10 092-242 400.

DIA DAS MISSÕES JESUÍTICAS
DIA DO GUARDA-NOTURNO

SE NÃO HOUVER FRUTOS, VALEU A BELEZA DAS FLORES;
SE NÃO HOUVER FLORES, VALEU A SOMBRA DAS FOLHAS;
SE NÃO HOUVER FOLHAS, VALEU A INTENÇÃO DA SEMENTE.

DIA DE SÃO PAULO DA CRUZ. SÃO PAULO FRANCISCO DANEI Nasceu no norte da ITÁLIA, na região de GÊNOVA, em 1694. Ainda jovem adotou o nome de PAULO DA CRUZ e começou a pregar a devoção aos sofrimentos de NOSSO SENHOR em sua PAIXÃO e MORTE. Ordenado sacerdote. Fundou a CONGREGAÇÃO DOS CLÉRIGOS DESCALÇOS DA SANTA CRUZ E DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO – Os Padres Passionistas. Faleceu em 1775.

2216 a. BATALHA DE ZAMA: batalha decisiva da SEGUNDA GUERRA PÚNICA em que o exército romano derrota os cartagineses em 19 de outubro de 202 a. C. Liderados por CORNÉLIO CIPIÃO, os romanos derrotam os cartagineses de ANIBAL (247 a.C. – 183 a.C.). Cerca de 20 mil cartagineses morrem. Entre os romanos, as perdas são da ordem de 1.500 homens. Com a vitória de CIPIÃO, a cidade de CARTAGO teve que aceitar os termos de paz, que determinavam a perda do domínio da ESPANHA e o pagamento de uma indenização em dinheiro a ROMA pelo período de 50 anos.  
545 a. ISABEL DE CASTILLA e FERNANDO DE ARAGÓN, os chamados “reis católicos”, casam-se na ESPANHA, em 19 de outubro de 1469.
221 a. da morte de ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, o “JUDEU”. No início de 19 de outubro de 1739, no cadafalso armado no TERREIRO DO TRIGO, em PORTUGAL, depois de seis execuções por garrote (ou seja, estrangulamento sem suspensão da vítima), JOSÉ DA SILVA declara que prefere morrer na Lei de CRISTO. E, antes de queimarem o cadáver, alguém corta um pedaço da baeta que vestia e leva seus chinelos. Como recordação. A caça aos hereges, iniciada em 1704 pelo bispo dom FRANCISCO DE S. JERÔNIMO, levou para o cárcere 274 pessoas, quase todas aparentadas. Na primeira prisão, ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA estava com apenas sete anos. Foi o início de uma série de detenções, quase todas marcadas por torturas. Na maioria dos casos, são frutos de denúncias de práticas judaicas, como jejuar ou comemorar o YOM KIPPUR. Depois de um arrastado processo, é condenado a sentença irreversível. A cruel história de ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA foi levada ao cinema pelo diretor JOM TOB AZULAY em uma produção acidentada. Iniciado em 1987, “O JUDEU” só foi concluído em 1996, por problemas financeiros. Nesse período porém, sete atores morreram, entre eles, FELIPE PINHEIRO e DINA SFAT, o que obrigou o diretor a realizar um complicado trabalho de edição. Com roteiro assinado por MILLÔR FERNANDES e GERALDO CARNEIRO, o longa foi o principal destaque do FESTIVAL DE BRASÍLIA de 1995, recebendo os principais prêmios. Dois anos depois, foi exibido no FILM FORUM DE NOVA YORK, onde recebeu uma crítica favorável do jornal THE NEW YORK TIMES.
269 a. falece JONATHAN SWIFT. Nasceu em DUBLIN, em 30 de novembro de 1667. Falece, em DUBLIN, surdo e louco, em 19 de outubro de 1745. Sua biografia acha-se lançada nestas minhas memórias no dia 30 de novembro.
247 a. vinte e sete delegados das novas colônias americanas redigem uma declaração de direitos e liberdades após participarem no Congresso do ACTO DO SELO, em 19 de outubro de 1765.
233 a. encerramento da GUERRA CIVIL nos ESTADOS UNIDOS com a BATALHA DE YORKTOWN, em 19 de outubro de 1781. O exército britânico, sob o comando de LORD CORNWALLIS, rendeu-se em YORKTOWN para as forças rebeldes americanas lideradas por GEORGE WASHINGTON.
217 a. nasce em ESTÔMBAR, JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA REIS, o “REMEXIDO”, em 19 de outubro de 1797.
216 a. nasce PEDRO DE ALCÂNTARA BOURBON E BRAGANÇA, dom PEDRO I do BRASIL, futuro imperador brasileiro, em LISBOA, PORTUGAL, no dia 19 de outubro de 1798.
201 a. NAPOLEÃO BONAPARTE é vencido pelos aliados numa sangrenta luta, conhecida como “A BATALHA DAS NAÇÕES”, que envolveu 500 mil homens, em 19 de outubro de 1813.
152 a. nasce AUGUSTE MARIE LOUIS NICHOLAS LUMIÉRE, químico francês, um dos inventores do cinema, em 19 de outubro de 1862. Com seu irmão LOUIS JEAN, foi inventor do projetor cinematográfico e considerado, por muitos, como um dos pais do cinema. Faleceu em 1954.
146 a. peseta passa a ser a unidade monetária da ESPANHA, em 19 de outubro de 1868.
144 a. do INSTITUTO MACKENZIE, fundado em 19 de outubro de 1880.
143 a. nasce WÁLTER BRADFORD CANNON, fisiologista norte-americano, em 19 de outubro de 1871. Falece em 1945.
139 a. nasce o professor JOSÉ DE ALCÂNTARA MACHADO DE OLIVEIRA, na velha e tradicional PIRACICABA, em 19 de outubro de 1875, filho do BARÃO BRASÍLIO MACHADO. Contava 15 anos apenas, quando se matriculou na Faculdade de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO. Pela sua dedicação ao estudo, pela inteligência privilegiada que possuía, granjeou logo a admiração de mestres e condiscípulos. Bem moço, em 1895, foi nomeado lente substituto da velha e sempre nova Academia: pôde altear-se a catedrático e, em pouco mais, foi eleito vice-diretor, para assumir a Diretoria em 1931.
Ao mesmo tempo, fez política. Foi em 1911 eleito vereador à Câmara Municipal de SÃO PAULO. Em 1915, conquistou uma cadeira de deputado estadual. Foi senador estadual – e, em 1933, logo após o Movimento Constitucionalista de muitas glórias, foi para a Assembléia Nacional Constituinte, como deputado de SÃO PAULO – e ali teve atuação de marcante relevo.
Membro da Academia Paulista de Letras em 1919, foi, em 1931, eleito para a Academia Brasileira de Letras. Com a morte de AMADEU AMARAL, sucedeu-o na presidência daquele Sodalício.
Vale lembrar aquele 11 de agosto de 1932. Sob as Arcadas do velho casarão, o silêncio era tumular. Os moços estavam nas estacadas da nossa GUERRA PELA LEI. À noite, falou a SÃO PAULO, e ao BRASIL, o Diretor ALCÂNTARA MACHADO:
“O milagre do rádio permite ao homem compartir com Deus o poder da onipresença. Apertemos, através do espaço, contra o peito, os corações fraternos, e entre os dedos as mãos amigas. Fechai os olhos para que a ilusão seja completa, meus queridos e incomparáveis alunos da Faculdade de Direito de São Paulo. Venho convidar-vos a assistir comigo à data luminosa de 11 de Agosto. A Congregação acaba de entrar no Salão Nobre da Escola, tão vosso conhecido. Está completa. Compareceram todos – vivos e mortos: RAMALHO, CRISPINIANO, BONIFÁCIO, O MOÇO, JOÃO MONTEIRO, BRASÍLIO MACHADO, JOÃO MENDES, saem da tela, do mármore, do bronze e tomam assento no doutoral. Porque todos sabem que a sessão de hoje é a mais solene de quantas se realizaram nesta Casa e que nunca se fez mais oportuna a afirmação de que a Faculdade é o sacrário da lei, o sensório jurídico do País. A parte reservada ao auditório, aquela que acostumais enfeitar com a vossa mocidade, a alegrar com a vossa turbulência, parece vazia. Mas, se prestardes atenção, vereis que se vai povoando de sombras. São os nomes de quantos vos precederam nas Arcadas do velho mosteiro franciscano que, sabendo-vos empenhados em defender as fronteiras de São Paulo, hoje confundidas com as fronteiras de São Paulo, hoje confundidas com as fronteiras morais da Nacionalidade, vêm ocupar o lugar reservado aos estudantes. Sim, a sala está superlotada das maiores figuras da nobiliarquia espiritual do Brasil”. Estão FAGUNDES VARELLA, CASTRO ALVES, PEDRO LUIZ, TOBIAS BARRETO – RUY!... “É o verbo do Direito, é o Condestável da Liberdade, é a voz augusta do semeador de palavras eternas. Depois de RUY, ninguém tem mais o que dizer. E a Assembléia se dissolve”.
Data de 1892 seu primeiro trabalho em livro – “Momento de Formação dos Contratos por Correspondência”. Outros se sucederam. O maior dos trabalhos é “Vida e Morte do Bandeirante”, o estudo a todos os títulos magnífico da São Paulo Colonial – da São Paulo dos nossos avoengos, os barbaçudos e façanhudos bandeirantes que calçaram botas de sete-léguas e destemidamente saíram Brasil em fora, e deram um ponta-pé no meridiano de TORDESILHAS e fizeram maior este País.  
JOSÉ DE ALCÂNTARA MACHADO DE OLIVEIRA redigiu, a pedido do governo federal, o projeto do Código Penal de 1939, inspirado no Código Penal italiano. Esse projeto teve duas versões e foi submetido ao crivo de uma comissão revisora. Essa comissão modificou bastante o projeto do professor paulista, diminuindo a influência italiana e introduzindo conceitos contidos no Código Penal  suíço. Terminados os trabalhos de revisão, o projeto transformou-se no Código Penal vigente. ALCÂNTARA MACHADO faleceu em SÃO PAULO no dia 1º de abril de 1941.
138 a. promulgada na ARGENTINA a LEI DE IMIGRAÇÃO, em 19 de outubro de 1876.
131 a. fundada a LIVRARIA DO GLOBO, em 19 de outubro de 1883.
127 a. falece JOSÉ RODRIGUES, pintor português da época romântica, em 19 de outubro de 1887. Nasceu em 1828.
125 a. falece o REI LUÍS I, de PORTUGAL, em 19 de outubro de 1889. Em função disso, DOM PEDRO II adia o BAILE DA ILHA FISCAL para 9 de novembro de 1889. Nasceu em 1838.
124 a. fundação do município de IJUÍ, em 19 de outubro de 1890.
116 a. publicações do jornal DIÁRIO POPULAR em 19 de outubro de 1898: o senhor secretário da Agricultura em informação pedida pela mesa da Câmara estadual, declarou ser opinião do governo do Estado que a concessão pedida por JOAQUIM GALDINO PIMENTEL e outros para a construção de uma linha férrea de CANANÉIA à colônia militar de JATAHY, não deve ser feita por prejudicar o sistema de viação do Estado.
O d. abade do Convento de São Bento, evidenciando mais uma vez a sua tradicional generosidade, ofereceu o andar térreo daquele espaçoso edifício para ali ser instalada a Escola de Farmácia.
Durante o mês de agosto deram-se no município da Capital, 443 óbitos, sendo 226 do sexo masculino e 217 do feminino. Esse número de óbitos está assim distribuído: SÉ (norte e sul) 63; CONSOLAÇÃO, 183; SANTA EFIGÊNIA, 73; BRÁS, 110; SANTANA, 10; PENHA, 2; SÃO MIGUEL, 2.
O ministro da Guerra mandou chamar a esta Capital o GENERAL CARLOS TELLES, comandante da fronteira do sul. Acredita-se que seja por causa das publicações que aquele oficial tem feito contra o governo daquele Estado, respondendo à mensagem do governador BORGES MEDEIROS.
A esquadra italiana, que tem estado fundeada na BAHIA, é esperada amanhã neste porto, e do dia 26 devem chegar os vasos alemães “NIXE” e “SOPHIE”. Tantos estes como os italianos ficarão até depois das festas de 15 de novembro.
Serão enforcados em CRETA, na presença de forças estrangeiras, quatro muçulmanos autores de assassinatos de estrangeiros.
Em NOVA YORIK, SAMPSON, ministro evangélico, concitou o povo a concorrer com dinheiro, a fim dos ministros daquela região poderem levar a palavra do Evangelho a CUBA e às FILIPINAS, sendo profunda a impressão causada.   
115 a. nasce MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS, escritor e diplomata guatemalteco, em 19 de outubro de 1899. Falece em 1974.
115 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 19 de outubro de 1899: está oficialmente declarada a peste bubônica em SANTOS. Agora não é mais o momento para recriminações, os esforços de cada um nesta ocasião devem convergir no sentido de impedir a invasão do terrível morbo.
As notícias do aparecimento da peste bubônica em SANTOS continuam pouco animadoras. O doutor EDUARDO LOPES DA SILVA, chefe da comissão sanitária daquela cidade, atestou como produzido pela peste bubônica o óbito de um sergipano de 25 anos de idade, sepultado ontem no cemitério do SABOÓ. Foi fechado o porto de SANTOS, sendo proibida a saída de navios para os portos nacionais.
Escreve-nos de PIRASSUNUNGA pessoa muito estimável, dizendo que estão funcionando os chequeiros para a captura dos peixes que tentam subir a cachoeira, existente no Rio MOGI-GUAÇU. Desse modo impossibilitam a subida dos peixes, cachoeira acima, de modo que os municípios por onde corre esse rio ficam privados dos cardumes de piracanjubas, dourados, piabas e outros.   
113 a. da volta dada na torre EIFFEL, em PARIS, por um dirigível de SANTOS DUMONT, em 19 de outubro de 1901. Até então, os balões voavam à vontade do vento. De acordo com o pesquisador PAULO KASSEB, na época, um milionário francês ofereceu um prêmio a quem conseguisse contornar a TORRE em 30 minutos (PRÊMIO DEUTSCH). SANTOS DUMONT fez o percurso de 11 quilômetros, em 29 min. e 30 segundos. O DIRIGÍVEL No. 6  era feito em seda japonesa. As suspensões eram presas por cordas de piano. DUMONT ficava dentro de um cesto de vime. O resultado comprovando sua vitória só sai em 17 dias.
111 a. de uma guerra evitada entre TURQUIA e BULGÁRIA, por causa da MACEDÔNIA, em 19 de outubro de 1903. O sultão soube evitar esse desastre aceitando às exigências do principado a respeito da fronteira e dando as necessárias explicações sobre as incursões de tropas turcas na ROMÉNIA ORIENTAL. Era um desastre para a TURQUIA a guerra com a BULGÁRIA. Esperavam-se que reformas fossem feitas, aplacando as divergências ainda existentes.
107 a. falece EDUARDO CHAPOT PRÉVOST, médico cirurgião e cientista brasileiro, em 19 de outubro de 1907. Nasceu em 1864.
105 a. falece CÉSAR LOMBROSO, médico, criminalista e pesquisador espírita italiano, em 19 de outubro de 1909. Nasceu em 1835.
105 a. segundo informa o jornal “POLITIKEN”, em COPENHAGUE, o explorador KNUD ASMUSSEN, encarregado pelo doutor COOK de ir ter com os dois esquimós que o acompanharam até o fim de sua expedição ao POLO NORTE, obteve deles o testemunho de que atingiram o POLO NORTE.
104 a. nasce JOÃO RESENDE COSTA, bispo católico brasileiro, em 19 de outubro de 1910.
103 a. jornal publica romance de LIMA BARRETO em folhetim, no dia 19 de outubro de 1911.
103 a. As grandes tempestades que infelicitaram alguns municípios dos Estados de SANTA CATARINA e PARANÁ foram horrorosas. Há um bairro, por sinal belíssimo, onde a enchente atingiu as cumieiras dos prédios e só os telhados se distinguem. (publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, no dia 19 de Outubro de 1911). 
101 a. nasce VINÍCIUS DE MORAIS, poeta e compositor brasileiro, em 19 de outubro de 1913. Faleceu em 9 de julho de 1980.
99 a. ITÁLIA e RÚSSIA declaram guerra à BULGÁRIA, em 19 de outubro de 1915. A BULGÁRIA era aliada da ALEMANHA na PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
93 a. ANTÔNIO JOAQUIM GRANJO, líder do Partido Liberal Republicano, é assassinado no episódio conhecido como “NOITE SANGRENTA”, em 19 de outubro de 1921. Ele era presidente do Conselho de Ministros da I REPÚBLICA PORTUGUESA. Nasceu em 1881.
92 a. IUGOSLÁVIA é o primeiro país a ratificar a CARTA DA ONU, em 19 de outubro de 1945. Permaneceu como Estado-Membro até seu desmembramento em 1990.
92 a. nasce o escritor, teatrólogo e novelista brasileiro DIAS GOMES em 19 de outubro de 1922. Falece em 18 de maio de 1999.
89 a. da concessionária da General Motors do Brasil VIGORITO em GUARULHOS. É a segunda do País, primeira do Estado e única em GUARULHOS, desde 19 de outubro de 1925.
88 a. da partida de GÊNOVA (ITÁLIA), em 19 de outubro de 1926, do comandante JOÃO RIBEIRO DE BARROS e sua tripulação – o navegador NEWTON BRAGA, o co-piloto JOÃO NEGRÃO e o mecânico VASCO CINQUINI. A partida deu início à primeira travessia do ATLÂNTICO no hidroavião JAHÚ, colocando o BRASIL, mais uma vez, no pioneirismo da aviação mundial.
85 a. nasce RAÚL SOLNADO, ator, humorista e comunicador português, em 19 de outubro de 1929.
83 a. nasce RUBENS DE FALCO, em SÃO PAULO, no dia 19 de outubro de 1931.  Neto de italianos, RUBENS DE FALCO começou sua carreira no teatro, na década de 1950, e ao longo da vida criou dezenas de personagens, alguns inesquecíveis, para os palcos, o cinema e a televisão. Certamente seu nome logo faz lembrar personagens de novelas como LEÔNCIO, de ESCRAVA ISAURA (1976), ou SAMIR HAYALA de O ASTRO (1978). Mas talvez poucos se lembrem que seu primeiro prêmio de ator em televisão tenha vindo pela novela A RAINHA LOUCA (1967), na qual contracenava com NATHALIA TIMBERG. E mais. Em muitas entrevistas declarou que o personagem que mais gostara de construir não fora LEÔNCIO, mas AGENOR, de O GRITO (1975), de JORGE ANDRADE.
Começou sua carreira no teatro amador, em 1951, com ÍTALO ROSSI. No ano seguinte já integrava o elenco de RALÉ, de GORKI, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde também participou dos espetáculos A DAMA DAS CAMÉLIAS e ANTÍGONA. No coro dessa tragédia nasceu o grupo OS JOGRAIS DE SÃO PAULO, idéia de RUY AFFONSO – de levar ao palco poesias de FERNANDO PESSOA na forma de um recital de múltiplas vozes.
Despojados na forma, verticais na interpretação, os recitais conquistaram o público. Muitos atores passaram pelo grupo, entre eles ARMANDO BOGUS. RUBENS DE FALCO viajou com esses espetáculos de poesia por todo o BRASIL e ainda MÉXICO e PORTUGAL. “Com os jograis aprendi a saborear a palavra, a usá-la no tempo correto”, diria ele anos mais tarde, já astro consagrado de televisão, ao falar sobre sua formação de ator. Nos primeiros anos de sua carreira, passou por várias companhias importantes: além do TBC, integrou o Teatro Íntimo, de NICETTE BRUNO, e o Teatro das Segundas-Feiras, dirigido por RUGGERO JACOBBI. Na Cia. NYDIA LÍCIA atuou sob direção de SÉRGIO CARDOSO em LAMPIÃO, de RACHEL DE QUEIROZ. Não por acaso, a atriz foi quem escreveu sua biografia UM INTERNACIONAL ATOR BRASILEIRO para a Coleção APLAUSO. No teatro, ainda contracenou com TÔNIA CARRERO em CASA DE BONECAS, de IBSEN, e arriscou-se sob direção de GILBERTO GAWRONSKI em CARTAS NA EMSA, de JOE ORTON.
Em 2004, já ator consagrado, atuou na peça GALERIA METRÓPOLE, de MÁRIO VIANA, de modesta produção, no recém-inaugurado TEATRO DOS ARCOS. “RUBENS era um companheiro de cena dos mais solidários. Com ele, não havia a figura da diva e dos figurantes. Eram  todos marinheiros encarregados de levar o mesmo barco – a peça – até o destino final, que era a platéia”, lembra MÁRIO VIANA.
Embora faça parte de uma geração que sedimentou sua carreira nos palcos, cinema e televisão entraram muito cedo em sua vida. Em 1954 já havia feito três filmes na VERA CRUZ, entre eles o famoso FLORADAS NA SERRA, que atualmente pode ser visto em vídeo e tem no elenco CÉLIA HELENA e CACILDA BECKER. Foram mais de 30 longas – PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO e SONHOS TROPICAIS, entre eles – com destaque para CORONEL DELMIRO GOUVEIA, de GERALDO SARNO, criação pela qual ele nutria especial predileção. Ele ainda está no elenco de um filme inédito, FIM DA LINHA, de GUSTAVO STEINBERG, que tem estréia prevista para o dia 7 de março. 
Na década de 1990, RUBENS DE FALCO provocou polêmica ao reclamar da inflação de jovens celebridades nas novelas em detrimento da experiência. “Um ator jamais pode confundir popularidade com talento”, dizia. Sua trajetória por palcos e telas faz pensar que não se tratava de mera frase de efeito, mas de sabedoria praticada no dia-a-dia.
RUBENS DE FALCO morreu na manhã do dia 22 de fevereiro de 2008. Durante dois anos esteve internado no Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), no bairro do MORUMBI, onde tentava se recuperar de problemas causados por um derrame. O corpo foi velado no Cemitério São Paulo.    
81 a. nasce GERALDO MAJELLA AGNELO, cardeal brasileiro, em 19 de outubro de 1933.
80 a. nasce GLÓRIA MENEZES, atriz brasileira, em 19 de outubro de 1934.
80 a. nasce o Cel. Ref. ISER  BRISOLA em 19 de outubro de 1934. Faleceu em 26 de janeiro de 1990.
77 a. falece ERNEST RUTHERFORD, físico britânico, em 19 de outubro de 1937. Nasceu em 1871.
74 a. nasce PAULO CÉSAR PERÉIO, em ALEGRETE, no dia 19 de outubro de 1940. Participou de dezenas de filmes: OS FUZIS, de RUY GUERRA, em 1964; EU TE AMO, de JABOR; TERRA EM TRANSE, de GLAUBER; VAI TRABALHAR VAGABUNDO, de HUGO CARVANA. Sua carreira começa em PORTO ALEGRE, como um dos fundadores do Teatro de Equipe, junto com PAULO JOSÉ, por onde passaram ÍTALA NANDI, LILIAN LEMMERTZ e o diretor FERNANDO PEIXOTO, importante espaço cultural, entre 1958 e 1962. Mais tarde, PERÉIO atua em RODA VIVA, dirigido por ZÉ CELSO, com quem trabalharia muito na época e, recentemente, em AS BACANTES.
Estréia em 23 de outubro de 2009 o espetáculo ESCUTA, ZÉ MANÉ!, Na sala do 5º andar do SESC da Avenida PAULISTA. PAULO CÉSAR PERÉIO compartilha o palco com seu filho JOÃO VELHO e com a atriz NECA ZARVOS. Sua filha LARA VELHO assina a direção de vídeo e divide com o diretor LENNERSON POLONINI a gerência da produção. LARA é também diretora do programa semanal de entrevistas, SEM FRESCURA, apresentado pelo ator no CANAL BRASIL. PERÉIO participou ainda, ao vivo, de perfomances como IMPROVISAÇÕES EM TORNO DE HEINER MÜLLER (2007) e aparecia em vídeo em DOUTOR FAUSTUS LIGA A LUZ, montagem de 2009. Diz POLONINI: “PERÉIO viveu momentos marcantes na história do País: o cinema novo, as pornochanchadas, a experiência de teatro de grupo nos anos 1960, a repressão nos anos de chumbo, o fim da EMBRAFILME e a retomada do cinema brasileiro.” 
71 a. falece CAMILLE CLAUDEL, escultora francesa, em 19 de outubro de 1943. Nasceu em 1864.
70 a. MARLON BRANDO estréia nos palcos de NOVA YORK com a peça “I REMEMBER MAMA”, em 19 de outubro de 1944.
69 a. falece WÁLTER BRADFORD CANNON, fisiologista norte-americano, em 19 de outubro de 1945. Nasceu em 1871.
68 a. nasce PHILIP PULLMAN, escritor britânico, em 19 de outubro de 1946.
63 a. presidente HARRY TRUMAN, dos ESTADOS UNIDOS, assina um armistício que encerrava formalmente o estado de guerra contra a ALEMANHA, em 19 de outubro de 1951. 
55 a. de minha prima RITA REGINA. Nasceu no dia 19 de outubro de 1959.
54 a. início do embargo comercial norte-americano contra CUBA, em 19 de outubro de 1960.
51 a. das anotações feitas em 19 de outubro de 1963 (sábado). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 102º - 5 ANOS E 137 DIAS NA FORÇA PÚBLICA – 43º dia como ASPIRANTE – 30º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tendo de entrar como oficial de dia no Batalhão de Guardas, sou obrigado a levantar um pouco mais cedo neste sábado, coisa que costumeiramente ao faço nessas datas. Assim é que deixo meu lar quando são 8 horas e vou tomar um ônibus na ÁGUA FRIA. No BG rendo meu colega ASPIRANTE AMÉRICO e assumo o serviço de Oficial de Dia, aliás pela primeira vez desde que estou classificado nesse batalhão.
A Prontidão que entra hoje, às 12:30 horas, consta de 27 soldados, 1 cabo e 2 sargentos. Meu adjunto é o 3º SARGENTO ARMANDO. O serviço não apresenta grandes novidades no seu início e a temperatura não é lá muito boa: um frio desagradável domina esta tarde.
No Batalhão temos alojados um tenente-coronel, dois capitães da BRIGADA GAÚCHA e quando são quase 19 horas recebo um telefonema do TENENTE ADOLECIR PUGLIA, oficial de dia do Quartel General, solicitando alojamento para quatro cadetes da Escola Preparatória de CAMPINAS. Referidos cadetes chegam logo em seguida ao BG sendo que eu os alojo na biblioteca do Batalhão.
Nessa noite passam dois filmes no auditório MAJOR ANTÃO. Um deles é uma comédia “SONHANDO COM A FELICIDADE”, filme alemão, e o outro é uma película de suspense, japonesa, intitulada “TENTAÇÃO DO DESEJO”. Ambos foram filmes que agradaram e que me levaram até às 23 horas desta data. O serviço de Oficial de Dia é bem mais fácil que aquele que demos no CFA, quando ainda éramos alunos-oficiais. Pouca coisa aqui fazemos, sendo que os componentes da guarda do quartel e do serviço de dia propriamente dito não oferecem dificuldade alguma. Assim é que transcorre grande parte do meu serviço como oficial de dia.
As eleições de amanhã, para a vereança de SÃO PAULO, já apresentam algumas nuances de Prontidão que teremos no domingo, sendo que o BG também dividirá o seu disponível em duas turmas (como saio de oficial de dia amanhã às 9 horas, minha turma será a da tarde).  
50 a. do registro de anotações realizadas em 19 de outubro de 1964 (SEGUNDA-FEIRA). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 102º - 6 anos e 137 dias na FORÇA PÚBLICA - 149 dias como 2º TENENTE - 396 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Vamos iniciar nova semana. Respira-se fundo para enfrentar com vigor os cinco dias de atividades na vida militar, onde a cada data que passa temos uma surpresa. No quartel, vamos encontrar bastante serviço para fazer. Os meus amanuenses fazem diversos salários-família, principalmente o 3º SARGENTO WÁLTER MACEDO e CABO JESUÍNO, encarregados das alterações da 1ª Companhia (Escola de Soldados).
Continua preso no BATALHÃO DE GUARDAS o Doutor PAULO DE TARSO, figura de proeminência nos governos JÂNIO QUADROS e JANGO GOULART. É uma pessoa culta que tem cativado os oficiais begeinos.
Nesta segunda-feira, além do meu serviço e das aulas que dou durante a tarde e a noite não acontecem outras novidades.
50 a. do CENTRO FARMACÊUTICO, da PMESP, criado em 19 de outubro de 1964.
50 a. criação do município de IVOTI, em 19 de outubro de 1964.
47 a. começa o II FESTIVAL DA CANÇÃO, no RIO DE JANEIRO, em 19 de outubro de 1967.
47 a. Sonda MARINER 5 sobrevoa MARTE, em 19 de outubro de 1967.
45 a. da passagem do Comando do III EXÉRCITO – saia o GENERAL GARRASTAZU MÉDICI e assumia o GENERAL AUGUSTO CÉSAR MUNIZ DE ARAGÃO, em 19 de outubro de 1969.
40 a. criado o território de NIUE, NOVA ZELÂNDIA, em 19 de outubro de 1974.
40 a. nasce PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA SILVA, jogador brasileiro conhecido como SERGINHO, em 19 de outubro de 1974. Falece em 2004.
38 a. de minha apresentação no Comando da 4a. Companhia do 9o. BPMM, situada na PARADA PINTO, como CAPITÃO, no dia 19 de outubro de 1976. 
38 a. do anúncio de que chega a 60 mil o número de mortos na guerra civil no LÍBANO, desde o dia 13 de abril de 1975. O anúncio foi dado em 19 de outubro de 1976.
37 a. início da repressão contra organizações e meios de comunicação – apartheid – na ÁFRICA DO SUL, no dia 19 de outubro de 1977.
37 a. encontrado o corpo de HANS-MARTIN SCHLEYER no porta-malas de um carro na FRANÇA, perto da fronteira alemã, em 19 de outubro de 1977. Ele havia sido seqüestrado em setembro por membros do grupo terrorista “FRAÇÃO DO EXÉRCITO VERMELHO – RAF”.
36 a. Pastor fanático JIM JONES lidera suicídio coletivo de 912 pessoas em JONESTOWN, GUIANA, em 19 de outubro de 1978.
35 a. BRASIL, ARGENTINA e PARAGUAI assinam acordo tripartite para recursos hídricos no trecho do RIO PARANÁ desde as SETE QUEDAS até a foz do RIO DA PRATA, em 19 de outubro de 1979.
35 a. das anotações feitas em 19 de outubro de 1979: reunião de P3 (oficiais chefes das seções operacionais) para estudos sobre a Ordem de Operações nº CPC-001: Ato Público de hoje; Operação FINADOS e Operação “PAPAI-NOEL” No CPChq, a Ordem de Operações nº CPC-001 é distribuída. Discutimos também a visita do CAO/PMEC, no CPChq. Tudo se realiza no 1º BPChq, com a exposição a cargo do TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ. Às 17 horas – o CPChq estrutura-se para as ações de hoje: 1 Companhia no 3º BPChq; 1 Companhia no 2º BPChq e 19 viaturas da ROTA. Como Chefe do Estado Maior do CPChq mantenho contatos freqüentes com os batalhões de choque. Mantenho um contato telefônico com LUCINDA. TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ libera a administração. Somente eu permaneço ao lado do comandante. O desenrolar do Ato Público, com pouco mais de mil pessoas. Um fracasso. Às 21 horas é liberada uma companhia e pouco depois das 22 horas tudo termina. SARGENTO PM FARNEZE guia o CORCEL 21-872. LUCINDA está me aguardando na casa da GISLEIDE.  
31 a. nasce JORGE LUÍS VALDIVIA TORO, em 19 de outubro de 1983. Participou dos seguintes clubes: COLO-COLO, UNIVERSIDAD DE CONCEPCIÓN DO CHILE (2003), RAYO VALLECANO, da ESPANHA (2004), SERVETTE, da SUÍÇA (2004) e COLO-COLO (2005). Desde 2006 vem jogando no PALMEIRAS. É campeão chileno em 2006. Estreou no PALMEIRAS no jogo em que o VERDÃO venceu o BOTAFOGO, em 13 de agosto de 2006.
28 a. falece o ex-Comandante Geral da PMESP, GENERAL DE EXÉRCITO JOÃO FRANCO PONTES, no dia 19 de outubro de 1986. Foi nomeado por decreto de 11 de dezembro de 1962 e exonerado por decreto de 31 de janeiro de 1963. Ele assumiu o comando da então FORÇA PÚBLICA no lugar do CORONEL DIVO BARSOTTI, como GENERAL DE DIVISÃO. Seu substituto foi o CORONEL EB JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO.
28 a. falece SAMORA MACHEL, presidente de MOÇAMBIQUE, em 19 de outubro de 1986. Nasceu em 1933.
27 a. VIAGEM DE ESTUDOS em 19 de outubro de 1987. Delegação CSP/87: Chefe da Delegação – CORONEL PM CARLOS FUGA, Cmt CAES; Secretário – MAJOR PM LINEU DO NASCIMENTO RIBEIRO. Oficiais alunos: TENENTES-CORONÉIS JOÃO NIKOLUK, PAULO MACHADO, NEY MOREIRA DOS SANTOS, MARIO FONSECA VENTURA, JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA PIRES, LUIZ HERMÍNIO VITIELLO, FRANCISCO LAMENZA, JOÃO ROSA DE OLIVEIRA, JOSÉ HAMILTON PORT, LUIZ FÁBIO GUIMARÃES DA FONSECA, HERMES BITTENCOURT CRUZ, ARIOVALDO BONJORNO, ISAAC MANOEL COELHO SILVA, EDILSON TAVARES, CELSO EUSTÁQUIO LORENCINI, JOSÉ MILTON DA COSTA, JOSÉ DE ALMEIDA LEME, ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES, AYLTON FERREIRA DA SILVA, VALDEMAR GONÇALVES, JOSÉ ROBERTO ROSAS, TADAO FUJITA, SYLVIA BINELLI, KLÉBER DANÚBIO ALENCAR, SEVERINO ALVES MONTEIRO (PMPE), EDGAR PRUDÊNCIO MEDRANO e FRANKLIN GONZÁLEZ (os dois últimos da Polícia Nacional da BOLÍVIA) e os MAJORES LUIZ AYLTON CASERTANI, JOÃO EVARISTO SANTOS FILHO (PMRJ), EDGAR RAMOS (PMMG), ARAÃ MARROCOS BEZERRA (PMPE) e LUIZ OSCAR AGUIAR PORTELLA (PMPE). 
Ao chegarmos em RECIFE, somos hospedados no PARK HOTEL, já na madrugada desta segunda-feira. Um tremendo calor, para nós paulistanos, é bastante estranho daquela temperatura normal, e faz com que acordemos cedo. Tomamos café no hotel. Às 7:27 horas embarcamos num ônibus com destino ao Quartel do Comando Geral. O CSP/87 da PMESP é apresentado ao Comandante Geral da Polícia Militar de PERNAMBUCO, CORONEL QEMA FERNANDO GONZAGA PESSOA. O Chefe do EM/PM é o CORONEL JOSE ROMERO RODRIGUES LEITE.
O CORONEL PM CARLOS FUGA faz a apresentação do CSP; o TENENTE-CORONEL PM MILTON transmite as palavras iniciais da turma. O Cmt Geral PMPE FERNANDO fala sobre a sua Corporação.
Em seguida visitamos o COPOM, o COM. O TENENTE-CORONEL PIMENTEL, Chefe da 5ª Seção/EM passa um filme sobre a Patrulha de Bairro, NUSEP, Polícia Feminina.
Deixamos o QCG às 9:15 horas com destino à Academia de Polícia Militar (Bairro de PAU D´ALHO). Chegamos às 10:20 horas. Um acidente envolvendo um cunhado do Cmt da Academia impede sua presença. O Sub-Cmt TENENTE-CORONEL WALDER SAMPAIO MONTEIRO faz a exposição. O CAPITÃO LIBÊNCIO FREIXO, da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO, fez o Curso de Aperfeiçoamento nesta Academia. Vamos almoçar das dependências do refeitório da Academia. O oficial de Relações Públicas lê o Boletim do Cmt da Academia, CORONEL RADJALMA RODRIGUES LEITE.
O TENENTE-CORONEL PM NIKOLUK faz um brilhante agradecimento lembrando o CAPIBERIBE e o BEBERIBE que juntos formaram o OCEANO ATLÂNTICO, conforme o escritor CABRAL DE MELO NETO. Cita também BERTLAND RUSSEL em tarde inspirada.
Após o almoço, retornamos ao PARK HOTEL. O TENENTE-CORONEL PM NEY prefere ir ao 16º andar do hotel, onde fica a piscina. Prefiro ficar no apartamento.
Por volta das 20 horas, reunimo-nos para ir à Churrascaria e Chopearia RODEIO (antigo LAÇADOR) na Avenida BOA VIAGEM.    
27 a. um dia de susto nas bolsas do mundo, no dia 19 de outubro de 1987.
Quando o pregão terminou, na Bolsa de NOVA YORK foi registrada a maior queda de sua história, quase duas vezes os números de 1929, no GRANDE CRACK. Quedas acentuadas registraram-se também nas bolsas de LONDRES, PARIS, FRANKFURT, TÓQUIO.
A senhora MARILDA CAVICCHIOLI, 40 anos, tramou a morte do industrial ARTHUR CAVICCHIOLI, assassinado no dia 25 de agosto de 1987. Ela foi detida na manhã do dia 17 de outubro num apartamento da Rua LAVAPÉS, para onde se mudou há alguns dias. Antes, no dia 16, os homens do CERCO (Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado) já haviam capturado um dos matadores do industrial: ANTÔNIO AUGUSTO PAVOSKI, amante de MARILDA, um rapaz de 21 anos.
Pelo menos cem pessoas morreram e 300 ficaram feridas quando dois trens de passageiros colidiram de frente a cerca de 20 km de JACARTA, na INDONÉSIA.
GOLFO PÉRSICO: Os EUA destroem duas plataformas do IRÃ. Primeiro os navios norte-americanos dispararam mil tiros de canhão contra uma plataforma marítima dupla, destruindo-a completamente; depois, atacaram outra plataforma, perto do primeiro alvo. Foi a represália ao ataque contra um navio kuwaitiano com bandeira dos EUA.
Mais duas pessoas contaminadas pelo CÉSIO 137 foram levadas de GOIÂNIA, para o Hospital Naval MARCÍLIO DIAS, no RIO. As duas estão em estado gravíssimo, com o sistema imunológico bastante atingido. A remoção do lixo radioativo de GOIÂNIA para um terreno da prefeitura, a 20 km do centro já começou. 
26 a. da ocorrência em que foram presos como suspeitos componentes de uma delegação de oficiais do SURINAME, no dia 19 de outubro de 1988. Comandava o CPAM-1 nessa época.
25 a. falece RICARDO, filho do Cel. Res. PELEGRINA, em 19 de outubro de 1989.
25 a. falece o Cel. Ref. JÚLIO CÉSAR VERLANGIERI, no dia 19 de outubro de 1989.
25 a. quatro pessoas, condenadas injustamente pela explosão de dois pubs na INGLATERRA, são libertadas depois de 14 anos de prisão, em 19 de outubro de 1989.
24 a. da palestra do Coronel PN CELSO FELICIANO DE OLIVEIRA, na época Cmt. Geral, sobre "PERSPECTIVAS PARA A REVISÃO CONSTITUCIONAL DE 1993", em 19 de outubro de 1990, no ANHEMBI.
21 a. da libertação do mais antigo prisioneiro palestino, pelo governo israelense, em 19 de outubro de 1993. SALIM ALZREI, 50 anos, foi preso como comandante do braço armado da Organização para Libertação da Palestina - OLP -, o movimento FATAH, e mantido 23 anos no cativeiro. O governo israelense anunciou que se tratava de um prêmio pela calma que vigorava nos territórios ocupados desde a assinatura da declaração de princípios para a paz, em 13 de setembro de 1993, em NOVA YORK.
20 a. falece a atriz e cantora norte–americana MARTHA RAYE, em 19 de outubro de 1994.
20 a. da CHACINA DA RUA DIZENGOFF, no centro de TEL-AVIV, onde um terrorista suicida explodiu um ônibus, causando vinte e duas mortes, no dia 19 de outubro de 1994. O atentado foi reivindicado pelo grupo islâmico HAMAS.
20 a. do tiroteio entre policiais e traficantes na favela NOVA BRASÍLIA, em BONSUCESSO, subúrbio do RIO, no dia 18 de outubro de 1994, uma terça-feira. Resultou na morte de pelo menos dezessete pessoas, supostamente traficantes. Um garoto de seis anos foi atingido na boca por uma bala perdida, quando estava dentro de sua casa. Dois detetives que participaram da blitz também ficaram gravemente feridos. Um clima de guerra civil tomou conta da favela, provocando pânico entre os milhares de moradores. Mais 17 corpos foram encontrados em outros pontos da cidade.
20 a. BRASIL concede extradição à BOLÍVIA do presidente LUÍS GARCIA MEZA, em 19 de outubro de 1994. MEZA estava condenado a trinta anos de reclusão.
19 a. falece tia FELICIDADE DE LOURDES FONSECA BUENO, em 19 de outubro de 1995.
17 a. falece o presidente da COCA–COLA, ROBERTO GOIZUETA, em 19 de outubro de 1997. Outras anotações nesta data: aos sessenta anos resolvi abrir uma caixa de madeira onde estão os primeiros tomos de minhas memórias. Revejo o 9 de julho de 1950, quando, aos 13 anos, comecei a escrever este diário. São transcorridos mais de 47 anos. Uma boa parte dessa manhã de domingo dedico a essas lembranças. Às 11 horas, com LUCINDA, vamos iniciar uma tumultuada viagem até POÁ. Em SÃO MIGUEL PAULISTA o trânsito está congestionado. É algo de se estranhar porque hoje é domingo. Acontece que uma mulher foi atropelada em plena via pública, na frente do salão de festas conhecido como CENTRÃO. Reformas na pista, no ITAIM PAULISTA, causam transtornos ao trânsito. Minha mãe já está aflita pela nossa demora. Meu irmão CARLOS encontra-se em sua companhia e almoça conosco. MARIZETE e ADALVO comemoram os 9 anos do FELIPE (nasceu em 20 de outubro de 1988). O meu filho MÁRIO surge à tarde com sua namorada. Apresenta-a para nós. Permanecemos em POÁ até 17 horas. O retorno para GUARULHOS é mais fácil.
Pelo Campeonato Brasileiro tivemos hoje: BOTAFOGO 0 x VASCO 1; UNIÃO SÃO JOÃO 3 x ATLÉTICO MINEIRO 5; ATLÉTICO PARANAENSE 1 x SANTOS 1; GRÊMIO 1 x CRICIÚMA 0; PARANÁ 1 x VITÓRIA 2; GUARANI 1 x SPORT 1; SÃO PAULO 0 x CORITIBA 0; AMÉRICA – RN 3 x BRAGANTINO 2. O VASCO é o líder com 45 pontos. Em segundo está o INTERNACIONAL com 42 pontos. O ATLÉTICO MINEIRO é o terceiro com 41. A PORTUGUESA ocupa da quarta posição, com 40 pontos. O FLAMENGO é o quinto com 35. O SANTOS em sexto com 34. O PALMEIRAS é o sétimo com 32. O VITÓRIA é o oitavo com 32 pontos também.
O tenista brasileiro GUSTAVO KUERTEN, de 21 anos, perdeu a decisão do torneio de exibição de HONG KONG (ÁSIA), derrotado por BYRON BLACK, de 28 anos, do ZIMBÁBUE.
16 a. falece JONATHAN POSTEL, um dos inventores da rede mundial de computadores, a INTERNET, em 19 de outubro de 1998. Anotações feitas nesta segunda-feira: às 5:20 horas estou embarcando no ônibus COCAIA – ARMÊNIA. Viajando de metrô  ARMÊNIA – PARAÍSO – HOSPITAL DAS CLÍNICAS, chego no INCOR às 7 horas. Tenho exames laboratoriais marcado. Recebo o número 46 para tirar sangue. Antes das 8 horas já estava liberado.
No MMDS, refaço-me da caminhada em jejum ao INCOR, que me causou leve mal estar. PASSOS foi dar aula na BARRA FUNDA, logo cedo. Conversa comigo sobre essa aula. A política entrou no meio. Os ouvintes queriam saber se MÁRIO COVAS ou MALUF vão se interessar pela segurança em SÃO PAULO. Já no MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ fala da missa de 2º aniversário da morte do GENERAL ANDRADA SERPA.
Dona MARIA retorna à Sociedade e está receosa de que o contador não saiba fazer a prestação de contas dos gastos dos trinta mil reais que a Secretaria da Cultura está exigindo. Trabalho na divulgação da missa de FINADOS no Monumento Mausoléu.
Quando retorno a GUARULHOS observo que a Concessionária PEUGEOT irá abrir uma loja onde se situava a MARICALVO (antigo Supermercado TURMALINA e NISHI).
Mais de 500 pessoas morreram na explosão de um oleoduto na NIGÉRIA (essa notícia está em minhas memórias na parte INTERNACIONAL do DIÁRIO POPULAR).
Foi anunciada a morte do principal criador da INTERNET, JONATHAN POSTEL, com apenas 55 anos, por complicações de cirurgia cardíaca. Faleceu na última sexta-feira, dia 16 de outubro. 
15 a. falece o Professor LUIZ DE MELO RODRIGUES, professor de Geografia  no antigo CFA (quando éramos alunos-oficiais), no dia 19 de outubro de 1999.
15 a. INDONÉSIA ratifica independência do TIMOR LESTE, em 19 de outubro de 1999. Outras anotações nesta terça-feira: CARMELO comenta comigo a sua idéia de montar uma firma de segurança no ano 2000, talvez na zona leste. Para a montagem dessa firma pede ele desde já a minha colaboração. No MMDC recebemos a visita do CORONEL ARY CANAVÓ, ex-presidente. Quer ele conversar com o senhor GERALDO FARIA MARCONDES, mas este não se encontra.
O SARGENTO PM BISPO vem acertar alguns detalhes de diplomas das medalhas entregues no dia 2 de outubro. Estou mandando convites para várias entidades sobre o 2 de novembro – missa na cripta do Monumento Mausoléu.
Hoje é um dia sossegado, longe de toda aquela agitação de ontem. Mesmo assim o metrô esteve bastante complicado até às 8:40 horas.
Em SÃO MIGUEL PAULISTA, durante doze horas, na Favela do JARDIM SÃO CARLOS, a tropa de choque comandada pelo TENENTE-CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA teve muito trabalho na reintegração de uma área de 35 mil metros quadrados, onde foram construídas, ilegalmente, cerca de 300 moradias. O jornal DIÁRIO POPULAR publica uma reportagem sobre isso.   

ACONTECEU EM 19 DE OUTUBRO DE 2000 : -    QUARTA-FEIRA
ÉMERSON LEÃO é escolhido como novo técnico da SELEÇÃO   BRASILEIRA. Goleiro reserva na COPA de 1970 e titular em 1994.

Os médicos que examinaram o governador MÁRIO COVAS confirmam  que  ele está  com  um tumor maligno, na região da pélvis, na mesma área que foi atacada anteriormente. Em dezembro de  1998, o governador foi operado para a extração da bexiga, em cuja parede  lateral  esquerda   foi encontrado um tumor.

Três adolescentes foram executados com vários tiros no interior da FAVELA DO MACEDO, localizada no PARQUE DIRCE, em ITAQUAQUECETUBA.

A cineasta alemã LENI RIEFENSTAHL, de 98 anos, cujos filmes eram usados  como propaganda por ADOLF HITLER, lançou um livro de memórias na Feira de Frankfurt, na ALEMANHA.

DECRETADA pelos cabos e soldados da Policia Militar de PERNAMBUCO, GREVE para obter equiparação do soldo mínimo mensal de 74 reais com o salário mínimo.

PROTOCOLADO o pedido de divórcio do famoso casal de atores BRUCE WILLIS, 45 anos, e DEMI MOORE, 37. "TEMOS DIFERENÇAS IRRECONCILIÁVEIS", como justificativa do pedido de divórcio. O casal está separado desde 1998. Eles se casaram em 1987.

ACONTECEU EM 19 DE OUTUBRO DE 2001 : -     SEXTA-FEIRA
Quando chego nas imediações do BANESPA, na Rua ANITA GARIBALDI, cruzo com o CORONEL PM MENDES. Ele está preocupado porque “estourou” o cartão de seu crédito no banco e quer regularizar essa situação. Vamos à COOPMIL e, com o auxílio do CAPITÃO PM Ref EUCLIDES ele consegue isso, resgatando parte de sua poupança na Cooperativa.
Em seguida, no MMDS, regularizo a participação do ELÁDIO numa conferência em PORTO SEGURO, na semana que vem. A viagem, de avião, está marcada para amanhã.
Muda o clima da cidade de SÃO PAULO. Estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC quando começa a chover. Recebo um telefonema de dona MARIA JUNQUEIRA, prima do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, aposentada da Secretaria de Promoção Social há mais de três anos, que quer ajudar no reajuste da Pensão Especial dos ex-combatentes e pensionistas.

OFICIALMENTE, o governo dos EUA não admite, mas é certo que pelo menos um comando norte-americano já está em território afegão. São pouco mais de 20 militares das forças especiais, reforçando a guerra psicológica iniciada por membros da CIA para promover a divisão política do TALEBAN. O AFEGANISTÃO reafirma que não entregará OSAMA BIN LADEN.

SOLENIDADE NA ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA-MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, em comemoração pelos 68 anos da entidade (a data certa é 20 de outubro). Participo do evento, em companhia do CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. Isso será prejudicado por causa das chuvas que continuam a cair, complicando o trânsito na cidade. No início, assistimos uma missa celebrada pelo TENENTE-CORONEL CAPELÃO JOÃO BENEDICTO VILLANO. O nosso presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, é homenageado nesta noite chuvosa. Também está sendo homenageado o deputado estadual CELSO TANAUI, que foi um dos presidentes da ASSOCIAÇÃO aniversariante. CELSO TANAUI foi sargento e hoje é tenente reformado. O deputado estadual irá receber hoje a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Entre os participantes: desembargador ÁLVARO LAZZARINI, vice-presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA; Cel.Res. HERMES CRUZ, representando o presidente da AORPM; Cap. HÉLIO CAMILLI, presidente da COOPMIL; Cel. FERNANDO PEREIRA, representando o Comandante Geral; Cel. Res. JÚLIO GOMES DA LUZ, atual superintendente da CAIXA BENEFICENTE DA PM; SGT. JEFFERSON EDUARDO PATRIOTA DOS SANTOS, presidente da ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS DEFICIENTES DA PMESP e muitos outros participantes que pertencem aos bombeiros, também homenageados nesta noite.  Converso com o Tenente-Coronel PERRENOUD, chefe da 5a. EM/PM, sobre a idéia de se fazer uma reunião do CONSELHO SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, no Quartel do Comando Geral, para tratar da formação de uma COMISSÃO ORGANIZADORA dos festejos do 70º ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32. Encontramos muitos sargentos que trabalharam conosco no choque, na área centro e outras Unidades que pertencemos quando estávamos ainda na ativa. O Cel. MENDES e eu não ficamos até o final, dado o adiantado da hora e o mau tempo reinante. Temos grandes dificuldades em sair do local, por causa da chuva, sendo que o carro do Cel. MENDES estava no pátio do Conjunto Administrativo da PM, o conhecido "PANELÃO" da Avenida Cruzeiro do Sul. O MENDES deixa-me nas imediações do ponto de ônibus COCAIA EXPRESSO. Chego em GUARULHOS embaixo de chuva e o ônibus e obrigado a desviar do centro por causa da interdição da avenida D. Pedro II por marreteiros que, em protesto, interditaram aquela parte do centro de GUARULHOS.

OPERADA a apresentadora da REDE TV!, JANAINA BARBOSA, de 23 anos. Ela retirou dois tumores malignos da garganta. Os médicos vão decidir qual o melhor tratamento a ser seguido.

FALECEU o presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), aos 51 anos, vitima de falência múltipla dos órgãos, provocada por infecção generalizada, CÉLIO DE FREITAS BATALHA. Ele era diretor da FORD BRASIL e havia assumido a presidência da ANFAVEA em abril último.

FALECEU a campeã brasileira de surfe de 1997, DÉBORA FARAH, quando surfava na praia de MARESIAS, em SÃO SEBASTIÃO.  Ela foi atingida por uma série de ondas e, quando socorrida pelos companheiros não resistiu ao acidente. Transportada para o Pronto-Socorro de BOIÇUCANGA, chegou sem vida. DÉBORA tinha 27 anos.

O POLICIAL-MILITAR JOSÉ SOARES DA SILVA disparou contra a própria cabeça dentro de seu carro. No banco traseiro estava JOÃO BERNARDO DOS SANTOS FILHO, baleado no peito. Segundo a polícia o PM SILVA passava com o veiculo, um LOGUS, na pista local da marginal PINHEIROS, sentido JAGUARÉ-SANTO AMARO. Na altura do parque BURLE MARX ele teria perdido o controle do carro ao passar em um buraco. SILVA e SANTOS FILHO trabalhavam num estacionamento e assim que o carro parou, SILVA sacou um revólver e atirou uma vez contra a própria cabeça. Quando a policia chegou no local, constatou que SANTOS FILHO, 34 anos, estava morto. O PM SILVA está internado no HOSPITAL REGIONAL SUL em estado grave.

Um avião SENECA II incendiou-se nesta tarde durante a tentativa de um pouso de emergência no Aeroporto de TERESINA. No acidente, morreu o piloto, PÉRICLES NÓBREGA, de 53 anos, e ficaram feridos VIVAL SEIXAS,  de 32 anos, também piloto, e MARCOS BONFIM, 38 anos, MAJOR da Força Aérea, que estava checando a habilitação dos dois pilotos.

2 002  :  -     SÁBADO
JORNAL DA TARDE em sua edição de 19 de outubro mostrava que os radares móveis da capital seriam desligados durante o final de semana e no local seriam colocados funcionários da CET. Além disso, o DETRAN elaborava uma regra em que o motorista teria 10 segundos para sair da faixa de pedestres antes de ser multado. No esporte, a grande proteção que RONALDO recebia da equipe do REAL MADRID.

Dona ESMERALDA recebe a visita do seu filho JOSÉ e de seu neto ALEXANDRE. Faz anos que não víamos o ALEXANDRE, principalmente porque está trabalhando e, nas outras horas, dedica-se à namorada. No entanto, o ALEXANDRE demonstra estar doente. Quem não o vê há muitos anos, como eu, percebe bem isso. Há mesmo suspeitas de que o rapaz acha-se com complicações.
Lendo os jornais na manhã deste sábado, fico sabendo do falecimento do CORONEL PM Ref. MARTINHO DE MORAES FILHO, ocorrido no dia 17 deste mês. Lembro que a última vez que vimos o Cel. MARTINHO foi numa solenidade na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO e não o reconhecemos, face os estragos da doença.
Recebo um telefonema do Sr. MARCONDES, por volta das 13 horas. Soube, através de sua sobrinha, dona MARIA HELENA, do teor do documento lido por ROMEU CICCONE, na malfadada reunião de 16 de outubro, quando foi pedido o afastamento do Sr. MARCONDES, da presidência da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sob a alegação de que ele não está em condições, por causa da idade avançada, de dirigir a Sociedade. O Sr. ROMEU chegou ao disparate de argüir a interdição do Sr. MARCONDES. Não sabemos quais são as verdadeiras intenções do ROMEU para tais gestos antipáticos e improcedentes.
 
Na tarde, dona ESMERALDA recebe novas visitas: sua filha MARGARIDA e o PAULO ISHIKAWA. Permanecem em casa durante algumas horas. Após a partida deles vou assistir o segundo tempo do jogo SANTOS 1 x PORTUGUESA 2, pelo CAMPEONATO BRASILEIRO. Também tivemos nesta tarde: GRÊMIO 3 x GAMA 1; VASCO 1 x PARANÁ  0 .

Telefono para a casa de tia IRENE. Cumprimento a minha prima RITA REGINA pelos seus 43 anos de idade, completados hoje.

A chuva que começou por volta das 15:30 horas, acompanhada de vento, deixou vários pontos da capital alagados, destelhou casas e derrubou árvores. Na zona norte até caiu granizo. Na avenida CELESTINO BOURROUL, no bairro do LIMÃO, zona norte, um carro foi atingido por um telhado de metal que ficou retorcido com a força do vento. Em sete bairros, faltou luz. Moradores da FAVELA DO GATO fizeram protesto na MARGINAL TIETÊ para cobrar a entrega de material de construção e telhas prometidos pela Prefeitura. Eles atearam fogo na pista no sentido LAPA-PENHA, próximo da avenida do Estado. As pistas ficaram bloqueadas. Também por causa da chuva, ainda havia lentidão nos dois sentidos da MARGINAL às 20 horas.

Na disputa do 2 º turno, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA tem 61% das intenções de voto e JOSÉ SERRA 32%, segundo pesquisa DATAFOLHA divulgada hoje. LULA disse hoje que, se eleito, conduzirá a política cambial para que a flutuação da moeda não tenha os “excessos atuais e tamanha volatilidade”. Disse mais: “Assumirei diretamente a condução das medidas econômicas”. O presidenciável JOSÉ SERRA acusou hoje o embaixador da VENEZUELA de fazer patrulhamento ideológico ao divulgar nota rebatendo citações suas sobre a situação do País. Ele reiterou que o PT tem ligações com o presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ.

Pela calçada da Rua PASCOAL RICCI, no jardim PRESIDENTE DUTRA, em GUARULHOS, ficaram espalhadas mais de 40 cápsulas de pistola. Ali, na madrugada, quatro adolescentes – com idades entre 15 e 17 anos – foram executados. O grupo conversava em frente ao portão de número 96 e se preparava para ir a uma roda de samba que acontece todas as sextas-feiras num lava–rápido das imediações. Na casa moravam os primos NATÁLIA GREICEMARA TEIXEIRA, de 15 anos, DANIEL DE OLIVEIRA, de 17, e MAURÍCIO PEREIRA DA SILVA, de 15. SÉRGIO GUERRA DE LIMA, de 19 anos, e seu irmão SÍLVIO GUERRA DE LIMA, de 15, faziam companhia aos três primos. Eles estavam reunidos no local desde às 23:30 horas de ontem. Duas horas depois, apareceram os criminosos. Nenhum morador da rua soube dizer quantos eram e como chegaram. Tiros foram disparados, a maioria, nas cabeças das vítimas. Duas viaturas da PM foram para o bairro e os adolescentes levados ao Posto de Atendimento SÃO JOÃO. Apenas SÉRGIO está internado em estado grave no Hospital Geral de Guarulhos. Os outros vieram a falecer.

Foi enterrado na BAHIA – PORTO SEGURO – o garçom NELSON SIMÕES DOS SANTOS, de 39 anos, morto ontem depois de ser espancado por sete estudantes de BRASÍLIA, com idades entre 17 e 19 anos, detidos na cidade.

FALECEU um dos pioneiros da arquitetura moderna paulista, MIGUEL FORTE. O arquiteto e professor da Universidade MACKENZIE, nascido em 1915, recuperava-se havia meses de uma infecção generalizada. FORTE foi um dos responsáveis pelo projeto da sede em SÃO PAULO do INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL, um dos símbolos modernistas.  No MACKENZIE, FORTE foi professor da disciplina de projeto durante 38 anos, condição que havia deixado temporariamente de exercer em virtude de seus problemas de saúde. Um de seus últimos trabalhos foi um projeto de urbanismo na PRAIA DO PINTO, em ILHABELA. Durante 25 anos ele conseguiu revitalizar e preservar a praia, com paisagismo, ruas e construção de casas.

MORREU o artista plástico FERDY CARNEIRO, aos 72 anos, no RIO DE JANEIRO. Ele foi um dos fundadores da BANDA DE IPANEMA nos anos 50 e colaborador do PASQUIM.

MANUEL ALVAREZ BRAVO, o mais importante fotógrafo mexicano e um dos maiores expoentes de sua arte no mundo todo, morreu neste sábado, em sua casa, na capital mexicana, aos CEM ANOS. Ao lado dos pintores DIEGO RIVERA e JOSÉ CLEMENTE OROZCO, ALVAREZ BRANCO liderou a revolução artística que floresceu no País após a revolução de 1920. Ele também foi grande amigo de importantes fotógrafos avant–garde como EDWARD WESTON, TINA MODOTTI e HENRI CARTIER-BRESSON.

2 003   :  -                                      DOMINGO
K1 183 151  185/K (regressão de um episódio já visto)
Os relógios foram adiantados em uma hora, a partir da meia-noite do sábado e, começa neste domingo o horário de verão. Até o dia 14 de fevereiro de 2004 vigorará em toda a região sudeste, e parte da região sul e centro-oeste. No restante do BRASIL o horário não sofrerá mudanças. O principal objetivo desse adiantamento de uma hora é economizar energia nos horários em que há um maior consumo (das 17 h às 22 h).

O SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA celebra, às 10 horas, missa solene em ação de graças aos 25 anos de atuação do PAPA. Ela é celebrada pelo cardeal dom ALOÍSIO LORSCHEIDER, amigo pessoal de JOÃO PAULO II e por dez bispos. A liturgia é voltada para a vida do PAPA. A missa é transmitida pelas TVs REDE VIDA e CANÇÃO NOVA.

Muito calor nesta manhã de domingo. Vou para POÁ, como é rotina. Sempre aos domingos eu vou almoçar com minha mãe. A viagem é tranqüila, apesar do calor. Encontro dona ALICE atarefada com a refeição e ainda com o relógio marcando o horário antigo. Ela se sente cansada e preocupada com as coisas que faz. Parece que a audição vai cada vez mais ficando crítica e isso a deixa nervosa porque não entende o que a gente quer dizer e ela não quer dar o braço a torcer que não vai bem do ouvido. Diz então que “enquanto está ocupada não entende o que se fala”. Converso com o ADALVO, MARIZETE e FELIPE. Lembramos que o FELIPE, meu neto, completará amanhã seus quinze anos. Também foi num 19 de outubro que faleceu tia LOURDES, em 1995. Mais tarde, também conversamos com o meu primo RENATO VENTURA.
O retorno para GUARULHOS também se realiza com uma temperatura chegando aos 30 graus. Encontro visitas em casa: JOSÉ, DORA e KELLEN CRISTINA. Logo depois recebo um telefonema do Coronel MENDES. Ele soube, através de uma ligação de uma das filhas do MAJOR ARLINDO DE MOURA, que o nosso companheiro de Escola de Oficiais está internado e que foi constatado um tumor maligno no pâncreas. Essa notícia deixa-me arrasado. Vamos recordar a nossa visita ao ARLINDO no dia 13 de setembro, quando o encontramos em situação de saúde bastante crítica. Vamos rezar para o nosso companheiro. Uma outra notícia dada pelo MENDES é sobre a publicação no caderno ECONOMIA, do ESTADO DE SÃO PAULO de ontem, da adoção pela CLARO do Monumento-Mausoléu do IBIRAPUERA, mais conhecido como OBELISCO. Será que os nossos inimigos irão questionar essa nova posição da restauração, onde se vê que a NESTLÉ saiu do patrocínio ?
Cumprimento minha prima RITA REGINA pelos seus 44 anos. Não quis fazer isso quando estive em POÁ porque minha mãe está de “briga” com tia IRENE e minha prima. São 21 horas e se percebe, pelo barulho do telefone, que muitas pessoas estão na festa de aniversário. Uma delas é tia CATARINA, que conversa, via fone, comigo.

O SANTOS venceu o ATLÉTICO (PR) por 3 a 2, na VILA BELMIRO, e acabou com a seqüência de quatro empates dentro de casa. Com o resultado, reassumiu o segundo lugar do Campeonato Brasileiro e diminuiu para nove pontos a diferença para o líder CRUZEIRO, que perdeu surpreendentemente para o JUVENTUDE por 2 a 1. Já o CORINTHIANS, que vinha de duas derrotas, ganhou da PONTE PRETA por 3 a 0, no PACAEMBU, na estréia do técnico JUNINHO. Outros resultados: VITÓRIA 0 x SÃO CAETANO 0; PARANÁ 4 x INTER 0; CRICIÚMA 2 x VASCO 1; FORTALEZA 1 x FIGUEIRENSE 1.

Depois de dois anos sem correr oficialmente, o italiano ALESSANDRO ZANARDI chegou hoje em sétimo lugar no GP DE MONZA, na ITÁLIA, pelo Campeonato Europeu de Turismo. O piloto sofreu um grave acidente em 2001, no GP da ALEMANHA de Fórmula Cart, e teve as duas pernas amputadas. O BMW com o qual disputou a prova de hoje é adaptado para que ele comande o carro apenas com as mãos. ZANARDI disse que quer “provar a ele mesmo que pode ser um piloto competitivo novamente”.

Aos 13 anos, a índia potyguara DIANA CRISTINA conquistou o quarto lugar do Circuito Petrobrás de Surfe, encerrado neste domingo, no RIO. Campeã paraibana, a representante indígena mostrou a habilidade adquirida na BAÍA DA TRAIÇÃO, reserva próxima a JOÃO PESSOA. Ela ganhou passagens da FUNAI para competir, mas busca patrocínio.

O secretário da Segurança Pública do RIO, ANTHONY GAROTINHO, confirmou ter sido diagnosticado em sua garganta um pequeno nódulo benigno.

Para agradecer os cuidados recebidos no Hospital das Clínicas, o bispo de DUQUE DE CAXIAS e SÃO JOÃO DO MERITY, dom MAURO MORELLI, rezou hoje uma missa no Palácio dos Bandeirantes. O governador GERALDO ALCKMIN, o rabino HENRY SOBEL e vários secretários de Estado participaram da celebração. Dom MAURO sofreu um acidente de carro na Rodovia FERNÃO DIAS, em MINAS GERAIS, e foi internado no HC em 19 de junho. Ele teve alta em 3 de setembro. “Foi a forma que eu encontrei para agradecer”, disse dom MAURO.

O diretor do Sindicato das Cooperativas de Transporte Urbano (SINCOOTURB), PAULO GONÇALVES, de 42 anos, foi assassinado a tiros, hoje à tarde, quando saía da sede do sindicato, no CAMBUCI, na região central de SÃO PAULO. Ele também era presidente da COOPERNOVA ALIANÇA, cooperativa de transporte coletivo que opera na zona leste da cidade. GONÇALVES e seu motorista ELSON BRITO, por volta das 15 horas, estavam na porta do sindicato quando dois rapazes em uma moto passaram por eles. O que estava na garupa desceu e começou a atirar. Todos os cinco disparos foram em direção ao sindicalista. BRITO saiu ileso e ajudou o Resgate do Corpo de Bombeiros a levar GONÇALVES até o Pronto-Socorro VERGUEIRO, aonde o sindicalista já chegou morto.

Um PM foi assassinado hoje à noite enquanto tomava conta da doceria de sua mulher, na avenida NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, no JARDIM HELENA, na zona leste. WÁGNER PIRES DE OLIVEIRA estava de folga e, à paisana, cuidava da loja de doces quando foi baleado. Ele morreu ao ser socorrido ao hospital PLANALTO, em ITAQUERA. A polícia trabalha com as hipóteses de tentativa de assalto ou vingança.

Cerca de 300 mil fiéis dos cinco continentes se concentraram hoje na PRAÇA DE SÃO PEDRO, no VATICANO, para testemunhar a beatificação de MADRE TERESA DE CALCUTÁ, seis anos depois de sua morte. O PAPA JOÃO PAULO II presidiu o ritual que aproximou a freira mais famosa do mundo da santificação. Debilitado, pela primeira vez em uma cerimônia como essa o pontífice não leu toda a homilia. A maior parte da homilia foi lida pelo arcebispo argentino LEONARDO SANDRI e pelo cardeal de BOMBAIM, IVAN DIAS, considerado um dos possíveis sucessores de JOÃO PAULO II, no momento em que religiosos consideram sua morte próxima. Aos 83 anos, o PAPA sofre do mal de PARKINSON e a deterioração de sua saúde é aparente. MADRE TERESA nasceu em 1910, em SKOPJE, atualmente MACEDÔNIA. Filha de um rico empresário do ramo de construção, AGNES GONXHA BOJAXHIU estudou medicina e, em 1950, fundou sua própria ordem, as MISSIONÁRIAS DA CARIDADE, que começou com apenas doze freiras. Hoje são 4500 em 133 países, além da rede de ajuda para leprosos, órfãos e doentes terminais em CALCUTÁ e no estado indiano de WEST BENGAL, escolas e outros serviços. Segundo conta em um livro, a freira viu o rosto de JESUS durante uma viagem de trem e decidiu se entregar totalmente a CRISTO. “Em sua face enxerguei o rosto de todos os carentes da Terra”, afirmou. Antes de morrer, em 1997, aos 87 anos, MADRE TERESA recebeu o PRÊMIO NOBEL DA PAZ e seu trabalho foi honrado com outros 80 prêmios. Ela também recebeu cidadania honorária americana. Na ÍNDIA, da maioria hindu, seus sacrifícios são admirados e respeitados por todas as religiões.

O novo presidente da BOLÍVIA, CARLOS MESA, reconheceu que o País corre o risco de “naufrágio total”, como destacou em sua primeira entrevista. “Num momento tão complicado quanto o que vive nosso País, sei que assumi uma grande responsabilidade ao entrar num governo como esse”. MESA – que assumiu o cargo, dia 17, após a renúncia de GONZALO SÁNCHEZ DE LOZADA, pressionado por manifestações populares – afirma que os partidos políticos bolivianos sofreram um grande desgaste perante a população, que viu governos dos mais variados  partidos subirem ao poder sem que nenhum tenha conseguido resolver o problema da pobreza que atinge seis em cada 10 habitantes.
  
Enquanto o Exército de ISRAEL chamava hoje pela manhã cinco mil reservistas para reforçar suas tropas na CISJORDÂNIA e FAIXA DE GAZA por causa da crescente violência nos territórios, no fim da noite, numa emboscada de autoria reivindicada pela Brigada dos Mártires de AL-AQSA, quatro soldados israelenses foram atacados por homens armados próximo ao assentamento de OFRA, a noroeste de RAMALLAH. Três deles morreram e um ficou ferido.

Dois soldados americanos morreram e um ficou ferido por rebeldes iraquianos numa emboscada perto da cidade de KIRKUK – 450 km ao norte da capital iraquiana – incidente ocorrido no início da madrugada do domingo, elevando para 103 o total de soldados americanos mortos no IRAQUE, desde primeiro de maio.
      
INTERNADO o primeiro-ministro da INGLATERRA, TONY BLAIR, vítima de taquicardia. BLAIR passou cinco horas no hospital, fez exames e tomou medicamentos para estabilizar a pulsação. Em LONDRES.

SOBREVIVEU a uma queda de 52 metros, nas Cataratas do NIÁGARA, o americano KIRK JONES, que sofreu apenas escoriações e saiu da água nadando. Encaminhado a um hospital, disse que se atirou numa tentativa de suicídio, por ter ficado desempregado depois da falência de uma pequena metalúrgica da família. A experiência, porém, segundo relatou, teria reanimado seu interesse pela vida. Amigos contaram que ele falava havia anos em praticar essa aventura. JONES, de 40 anos, é o primeiro caso conhecido de pessoa que se atira nas cataratas sem nenhuma proteção e sobrevive a queda. Em 24 de outubro de 1901, a professora americana ANNIE TAYLOR tornou-se a primeira pessoa a obter êxito num salto dentro de um barril, uma ousadia tentada por muitos. JONES, que pulou pelo lado canadense das cachoeiras, foi indiciado por ação perigosa ilegal e pagou 760 dólares de fiança. Também deverá ficar afastado do CANADÁ até o julgamento e poderá ser condenado a pagar dez mil dólares de multa. Aconteceu na fronteira com os EUA.      

O ilusionista americano DAVID BLAINE foi internado neste domingo depois de passar 44 dias sem se alimentar, dentro de uma caixa transparente, pendurada às margens do rio TÂMISA, em LONDRES. O mágico diz ter ingerido somente água. Os médicos afirmaram que o organismo de BLAINE já estava consumindo os próprios músculos e mais alguns dias de greve de fome o teriam matado.

FALECEU o segundo líder mais importante das FARC, EDGAR NAVARRO, num combate contra soldados colombianos. Em BOGOTÁ.

2 004  :    -   TERÇA-FEIRA
ANDRÉ GUERREIRO, gerente de vendas do CITYBANK, telefona-me e insiste para que eu me torne cliente desse banco. Já há dias tenho recebido essa proposta e acho melhor colocar um ponto final nessa investida. Marco com ele o horário das 15 horas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, tal a sua persistência.
Muda muito a temperatura, para baixo, inclusive trazendo chuvisqueiros. O trânsito fica difícil e assim vou chegar na PRAÇA DA SÉ por volta das 13 horas. O MMDC ainda está fechado. Passo pelo BANESPA. Depois, no MMDS, faço um almoço de negócios. Discutimos essa polêmica em torno de VLADIMIR HERZOG. Por que mostrar, 29 anos depois de seu martírio, essa VLADO despido, de frente e de perfil, sentado num banco, o rosto coberto pela mão direita, horas – ou, quem sabe, minutos – antes de receber os choques a que o seu coração não resistiria ? A Justiça já não declarara a União responsável pela prisão ilegal, tortura e morte do então diretor de jornalismo da TV CULTURA, VLADIMIR HERZOG? A farsa do seu suicídio por enforcamento já não tinha sido também desmascarada? Por que então submeter a viúva, os filhos e a mãe ao tormento de se deparar com algo talvez ainda mais dilacerante, a esta altura, do que os retratos do VLADO morto? Qual o mérito jornalístico em revivê-lo, literalmente nu diante de seus inimigos, nessa ABU GHRAIB da RUA TUTÓIA? Tem mais. É uma história estranha. As fotos estavam esquecidas nos arquivos da comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Não está claro como foram achadas. No entanto, agora, essas derradeiras fotos antes da imolação prestam um serviço público: acabam com o último grão de dúvida que ainda pudesse subsistir sobre o que o regime de 1964 fazia com os que entravam vivos para saírem mortos de suas masmorras.

ASSISTO “EM MÁ COMPANHIA”. O agente veterano da CIA, GAYLORD OAKES (ANTHONY HOPKINS) tem que recrutar JAKE HAYES (CHRIS ROCK), um rapaz esperto, malandro das ruas, para substituir seu irmão gêmeo idêntico que foi morto durante uma importante negociação envolvendo uma potente arma nuclear. JAKE tem apenas nove dias para completar a operação e convencer a todos que é o irmão sofisticado que ele nunca conheceu. De PRAGA a NOVA YORK, começa a contagem regressiva para que esta missão não fracasse.
É interessante notar o progresso dos recursos informáticos na espionagem, com computadores travados cujos programas só podem ser abertos pelo olho humano de quem está credenciado a entrar nos mesmos. Armas sofisticadas, muito treinamento na arte de enganar o inimigo, o filme ensina muita coisa, além de ser movimentado, pura adrenalina.

Às 15 horas, apesar do chuvisqueiro persistente desta terça-feira, estou no MMDC. Lá também já se encontra o ANDRÉ GUERREIRO. Como corretor do CITYBANK é teimoso. Quer a qualquer custo fazer-me cliente do banco. Explico a ele que não vejo vantagem alguma em deixar de ser cliente do BANESPA para colocar meu vencimento no CITYBANK. Ele sai meio desconsolado da entrevista. Fico sabendo que o CORONEL MENDES passou pelo MMDC e prometeu voltar ainda hoje. Aguardo-o até às 16 horas. Depois vou embarcar no metrô, reiniciando a minha volta para casa.

Em casa, faço um contato telefônico com a casa de tia IRENE. Quero cumprimentar minha prima RITA REGINA pelo seu aniversário. Mas, tenho apenas de deixar uma mensagem na secretária eletrônica.

Vinte e nove anos depois, o Exército brasileiro lamentou hoje a morte do jornalista VLADIMIR HERZOG, ocorrida no DOI-CODI, de SÃO PAULO, em outubro de 1975. Por determinação do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o comandante do Exército, GENERAL FRANCISCO ALBUQUERQUE, divulgou nota oficial para corrigir outra nota, distribuída no domingo, dia 17, pelo Centro de Comunicação Social do Exército, que classificava de revanchismo a publicação de fotos do jornalista, em reportagem do “CORREIO BRAZILIENSE”, em situação humilhante no cárcere. Foi a primeira vez que o Exército fez uma retratação de forma tão enfática desde a redemocratização do país, na década de 80. A nota afirma: “O Exército lamenta a morte do jornalista VLADIMIR HERZOG”. O texto lembra ainda que, na ocasião, o fato foi um dos motivos que levaram ao afastamento do então comandante militar do Exército, por determinação do presidente ERNESTO GEISEL. “Portanto, para o bem da democracia e comprometimento com as leis do nosso país, o Exército não quer ficar reavivando fatos de um passado trágico que ocorreram no BRASIL”.  Diz ainda o GENERAL ALBUQUERQUE; “Entendo que a forma pela qual esse assunto foi abordado pelo Centro de Comunicação Social do Exército não foi apropriada e que somente a ausência de uma discussão interna mais profunda sobre o tema pôde fazer com que uma nota não condizente com o momento histórico atual fosse publicada”. Antes de ser divulgada, a nota foi mostrada ao presidente LULA, que chegou a fazer modificações, na presença do ministro da Defesa, JOSÉ VIEGAS. O presidente pediu tom mais enfático no comprometimento do Exército com a democracia no país. Em reunião com VIEGAS e o GENERAL FRANCISCO ALBUQUERQUE, LULA deixou claro sua insatisfação com a primeira nota. A reunião aconteceu assim que LULA chegou a BRASÍLIA. Ele cobrou ainda um pedido de desculpas da corporação pela morte de HERZOG e lembrou que em 1975 o presidente GEISEL destituiu o comandante do 2 º Exército, GENERAL EDNARDO D´ÁVILA MELLO, como resposta ao ato.

A Justiça decretou hoje a prisão temporária por cinco dias de JÉFFERSON JORGE BERNARDO, de 23 anos. Só que o acusado, que chegou a passar algumas horas atrás das grades, agora está foragido. BERNARDO é acusado de, na madrugada de sábado, dia 16, atropelar 17 jovens que aguardavam para entrar em uma danceteria na VILA OLÍMPIA, zona sul. Horas mais tarde, o rapaz foi preso em flagrante em casa, em OSASCO, por homicídio doloso e lesão corporal. Mas, no domingo à noite, a juíza KENARIK BOUIKIAN FELIPPE mandou soltá-lo por entender que o rapaz não tinha antecedentes criminais, tem residência e emprego fixos. Já na segunda-feira, dia 18, o Ministério Público entrou com recurso no Tribunal de Justiça contra a decisão da magistrada. A prisão temporária foi concedida à erro hora de hoje por solicitação dos policiais do 96 º DP (BROOKLIN). O acusado foi reconhecido por foto por duas testemunhas de um assalto. BERNARDO é suspeito de roubar uma HONDA ACCORD no dia 25 de agosto, no CAMPO BELO.
  
Quarenta homens da GUARDA CIVIL METROPOLITANA foram afastados hoje do serviço pelo secretário de Segurança Urbana, BENEDITO MARIANO. A decisão do secretário foi tomada após reunião entre o Comando da GCM e a Superintendência de Fiscalização do Comércio Ambulante, que identificou falhas e excessos na operação durante o conflito. MARIANO disse também que são inaceitáveis situações como as flagradas pelos jornais. O DIÁRIO DE SÃO PAULO flagrou cinco guardas-civis batendo em um ambulante.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi notificado pela Justiça Eleitoral para explicar uma viagem a LONDRINA. Suspeita-se de uso da estrutura da Presidência para a gravação de mensagem de apoio ao candidato petista à prefeitura da cidade, JOÃO IVO CALEFFI.

PEDIDA pelo Ministério Público ao Conselho Administrativo da Defesa Econômica (CADE) a abertura de processo para investigar supostas práticas contra a livre concorrência nas licitações para a coleta de lixo em SÃO PAULO.

O nadador THIAGO PEREIRA foi operado de adenóides em um hospital de VOLTA REDONDA (RJ). O objetivo da cirurgia foi aumentar a capacidade pulmonar do atleta, que no início de outubro ganhou quatro medalhas no Mundial de Piscina Curta, em INDIANÁPOLIS (EUA).

CLASSIFICADO em 59º lugar o BRASIL, na lista dos 146 países mais corruptos do mundo. A pesquisa, com base apenas em “percepção”, é feita pela ONG TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL, em BERLIM.

ENVIADO ao HAITI o brasileiro RICARDO SEITENFUS, de 56 anos, especialista em relações internacionais, para atuar como mediador político. Em BRASÍLIA.

A chefe de operações de uma das mais importantes organizações humanitárias do mundo entrou hoje para a longa lista de estrangeiros e iraquianos seqüestrados no IRAQUE por grupos extremistas e insurgentes. MARGARET HASSAN, casada com um iraquiano e que vive no país há mais de 30 anos, coordena as atividades da organização não-governamental britânica CARE INTERNACIONAL, para a qual trabalha desde sua instalação no IRAQUE, no início dos anos 90. Ela tem dupla nacionalidade- iraquiana e britânica. O governo do primeiro-ministro TONY BLAIR manifestou preocupação com o episódio – ocorrido duas semanas depois da decapitação, diante de uma câmera, do engenheiro britânico KENNETH BIGLEY, refém de extremistas no IRAQUE. O caso causou comoção na GRÃ-BRETANHA, onde houve forte oposição popular à guerra. A emissora de TV AL-JAZEERA, do CATAR, veiculou imagens de MARGARET HASSAN no que parece ser seu cativeiro. Mais cedo, uma porta-voz da CARE, havia confirmado o seqüestro. O vídeo divulgado pela rede mostra a mulher sentada em uma sala, com uma fisionomia ansiosa, e tem closes de documentos de identificação dela. Não há áudio. A gravação chegou acompanhada de uma mensagem de um grupo iraquiano não identificado, reivindicando o seqüestro.

Quatro membros da GUARDA NACIONAL iraquiana morreram e outros 80 foram feridos, hoje, após seis morteiros de alto poder explosivo terem sido lançados contra uma base militar iraquiana em MUSHAHIDAH, 40 km ao norte de BAGDÁ. Em RAMADI, a oeste de BAGDÁ, tropas dos EUA entraram em confronto com rebeldes iraquianos. A batalha ocorreu próximo à prefeitura da cidade. Um jipe do Exército americano foi destruído após ser atingido por uma bomba de fabricação caseira. Não havia informações sobre vítimas.     

REALIZOU pouso forçado numa base militar o avião que transportava o presidente NÉSTOR KIRCHNER e dois ministros argentinos. Uma das turbinas da aeronave presidencial incendiou-se logo depois da decolagem em BUENOS AIRES. Não houve feridos. É o terceiro incidente do tipo que KIRCHNER enfrenta desde que se tornou presidente, em 2003. O primeiro foi com um helicóptero que não conseguiu decolar; o segundo, com um avião que teve dificuldades no pouso.

DEPOSTO o primeiro-ministro de MIANMAR, antiga BIRMÂNIA, KHIN NYUNT, pela Junta Militar que governa o país. NYUNT foi acusado de corrupção e colocado em prisão domiciliar. Desde que assumiu o cargo, em 2003, NYUNT tentava pôr em prática um plano de redemocratização do país. Em YANGUN.

Um tribunal de PARIS considerou a atriz BRIGITTE BARDOT inocente da acusação de incitação ao racismo. No livro UM GRITO NO SILÊNCIO, lançado em 2003, ela criticava árabes, negros e homossexuais e defendia a direita radical da FRANÇA e a pena de morte.

2 005   :   QUARTA-FEIRA
SENHOR, no transcorrer desta data, venho pedir-te a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, manso, prudente; quero ver os meus irmãos além das aparências; quero vê-los como TU mesmo os vês e, assim, não ver se não o bem em cada um; cerra os meus ouvidos a toda calúnia; guarda a minha língua de toda maldade; que só de bênção se encha o meu espírito; que eu seja tão bondoso e alegre, que todos que se achegarem a mim, sintam a tua presença. Reveste-me de tua graça, SENHOR, e que, no correr deste dia, eu não te ofenda e te revele a todos. É maravilhoso, SENHOR: meus braços perfeitos, quando há tantos mutilados; meus olhos perfeitos, quanto tantos não têm luz; minha voz que canta, quando outras emudecem; minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam. É maravilhoso, SENHOR, voltar para casa, quando tantos não têm para onde voltar. É bom sorrir, amar, sonhar, viver, quando tantos choram, odeiam, revolvem pesadelos e morrem sem viver. É maravilhoso, SENHOR, ter um DEUS para crer, quando tantos não possuem o lenitivo de uma crença. É maravilhoso, SENHOR, ter tão pouco a pedir e tanto para agradecer!
                                                                       AMÉM

Muito frio nesta manhã. Vou tarde para a cidade. Os oficiais do MMDS estão em destino. Ontem já tínhamos estudado o emprego deles na campanha do referendo contra o desarmamento, onde todos estão empenhados da divulgação do “NÃO”. Como tenho de estar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 14 horas, visto que hoje é dia do encontro, não dá para aguardar a chegada dos oficiais que apresentarão seus relatórios; isso fica para amanhã. No MMDC, temos uma tarde muito agitada. Estão presentes: o advogado ROMAGNOLI, CORONEL Ref ARY CANAVÓ, o presidente GINO STRUFFALDI, o vice, CORONEL PM Res MENDES, CARLOS ALBERTO FANCHIONI DA SILVA (empenhadíssimo na montagem de um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em SÃO BERNARDO DO CAMPO). Logo depois, surpreendentemente, chega o Sr GERALDO FARIA MARCONDES. Vem dizer que está conformado com a situação de sua senhora, aceitando os desígnios do SUPREMO. Agora, retorna à Sociedade para aceitar também a nova Diretoria e os nossos trabalhos. Como diretor do Monumento-Mausoléu, também pertence a esta diretoria e poderá, a partir de hoje, participar de nossas reuniões.
Doutor ROMAGNOLI traz o teor das declarações prestadas pelo crápula PAULO EMENDABILI SOUZA BARROS DE CARVALHOSA, no dia cinco de agosto do presente ano no INQUÉRITO POLICIAL número 1111/04, em andamento no 1º Distrito Policial, SÉ. Como está intimado um representante da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para comparecer na delegacia no dia 24 próximo, é interessante que saibamos o que se passa nesse inquérito. CARVALHOSA ataca o GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO, pois este lhe moveu uma instauração de investigação policial, por imputado crime ao declarante e a sua mãe de difamação e calúnia. CARVALHOSA acha que o GENERAL BUENO abusou do direito de representação e o acusa de DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA.   
Leio essas declarações para o Sr GERALDO FARIA MARCONDES e GINO STRUFFALDI. Como o Sr MARCONDES deverá se encontrar amanhã com o GENERAL BUENO, irá levá-lo cópia disso. Ao mesmo tempo, o advogado ROMAGNOLI irá também manter um contato com os advogados da CARNIDE, a fim de estudar a melhor forma para a Sociedade prestar suas informações.
Pelo visto ainda teremos muitos outros assuntos com referência a esse nojento senhor CARVALHOSA. Na verdade o interesse dele é ganhar dinheiro à custa do restauro do Monumento-Mausoléu.
Com a saída do Sr MARCONDES, do advogado ROMAGNOLI, de outras pessoas que estiveram nesta tarde na Sociedade, podemos ficar sossegados por alguns minutos. Eis que chega o 1º TENENTE FÁBIO NAKAHARADA, filho do TENENTE-CORONEL PM NAKAHARADA, que vem se filiar à Sociedade. Traz também cinco currículos de autoridades da LAPA, indicadas para receber a medalha PEDRO DE TOLEDO em solenidade que acontecerá dia 7 de novembro no quartel do 21º Depósito de Suprimentos do Exército: TAMAR BARBOSA DOS SANTOS, BRUNO HUMBERTO PUCCI, TARCÍSIO JUSTINI LORO,   1º TENENTE PM FÁBIO NAKAHARADA, 1º TENENTE PM MODESTO DE OLIVEIRA AZEVEDO. O CORONEL MENDES lembra que nessa relação faltam dois oficiais do CPOR, conforme ele já se entendeu com o TENENTE-CORONEL CAMILLO, comandante interino do 21º Depósito de Suprimentos.
Já são quase 17 horas quando estamos de saída e somos obrigados a atender o Sr JORGE HENRIQUE SANTALMEI, diretor da JHS ACTION – Produções Artísticas, Assessoria, Representações, Promoções e Eventos - interessado em conversar conosco sobre um documentário que está sendo montado sobre o Movimento Constitucionalista de 32. O MENDES não pode esperar mais e deixa o GINO e eu conversando a respeito desse interessante assunto. Ainda está conosco o Senhor CARLOS ALBERTO FANCHIONI DA SILVA.
São 17:30 horas e as funcionárias precisam deixar o MMDC. Somente assim é que podemos encerrar nossas atividades hoje.
Durante a viagem de retorno para casa venho lendo toda a documentação deixada pelo ROMAGNOLI e pelo Sr FANCHIONI. Este quer um comparecimento nosso na Câmara Municipal de SÃO BERNARDO DO CAMPO na manhã do dia 22, sábado próximo.

Noite ruim. A cadela TICA continua gemendo muito. Isso está me perturbando. Tento fazer um contato telefônico com a casa de tia IRENE, a fim de cumprimentar minha prima RITA REGINA, pelos seus 46 anos que estão sendo completados hoje, mas a telefônica insiste em dizer que o número discado não existe (sempre foi esse que usei). Tento então a casa da MARIZETE, mas eles não estão presentes. No final, desisto.

O DIÁRIO OFICIAL DE 19 DE OUTUBRO PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM MARCOS CABRAL MARINHO DE MOURA. Nasceu no dia 3 de maio de 1958. Entrou para a PMESP em 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 25 de agosto de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1998; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2003.

O CORINTHIANS venceu o PUMAS (MÉXICO) por 2 a 1, hoje, no PACAEMBU, e saiu na frente na disputa por uma vaga nas semifinais da COPA SUL-AMERICANA. Pelo BRASILEIRÃO, a PONTE PRETA venceu o SÃO PAULO por 2 a 0, no único jogo repetido até agora que teve o mesmo ganhador da partida suspeita. Com medo da violência, o público foi pequeno e não houve confusão.

O deputado JOSÉ DIRCEU sofreu hoje uma derrota no Supremo Tribunal Federal, que manteve o processo de cassação de seu mandato. Por 7 votos a 3, o STF rejeitou o argumento central de DIRCEU: o de que ele não poderia ser processado por supostos atos – arrecadação de CAIXA 2 e pagamento de propina a parlamentares aliados – praticados na época em que era ministro-chefe da CASA CIVIL. Antes da derrota no STF, DIRCEU teve uma vitória na Câmara: o deputado DARCI COELHO, relator da Comissão de Constituição e Justiça, propôs o arquivamento do processo contra ele. O parecer ainda será votado pelos demais integrantes da CCJ, mas provocou reação imediata da oposição – para a qual há um acordo entre PT e PP para abafar o caso do mensalão.
Os momentos de tensão do julgamento ficaram por conta do presidente do STF, NELSON JOBIM, um dos que votaram a favor de DIRCEU. Ele provocou colegas e criticou a decisão, que, para ele, dá poderes excessivos ao Congresso.

O TENENTE CARLOS ALBERTO DE SOUZA SANTOS e o soldado LUCIANO JOSÉ DIAS, acusados de atirar no dentista negro FLÁVIO FERREIRA SANT´ANNA, de 28 anos – morto em 3 de fevereiro de 2004 – foram condenados hoje de madrugada a 17 anos e seis meses de prisão por homicídio, fraude processual e porte ilegal de arma. O CABO RICARDO ARCE RIVERA foi absolvido do crime de homicídio, mas acabou condenado a sete anos e meio de prisão pelos outros crimes. A sentença foi dada pelo juiz MARCOS ANTÔNIO MARTINS VARGAS às 2 horas de hoje, depois de mais de 24 horas de julgamento no Fórum Regional de SANTANA. O promotor FRANCISCO JOSÉ TADDEI CEMBRANELLI acredita que o resultado foi satisfatório, principalmente pelo fato de os acusados terem perdido suas funções na Polícia Militar. “Agi rigorosamente dentro da lei e consegui honrar o nome dessa família”, afirmou o promotor.
JONAS SANT´ANNA, ex-sargento da PM e pai do dentista FLÁVIO, ficou aliviado com a sentença e afirma ter conseguido voltar à vida, mas reforça que nunca quis se vingar.

O CABO PM LUIZ CARLOS DA SILVA, 43 anos, baleou o estudante JEFFERSON RIBEIRO, 24 anos, no bairro CONDOMÍNIO MARACANÃ, em SANTO ANDRÉ, no ABC. O pai do rapaz disse que RIBEIRO foi alvo do cabo porque reclamou quando o carro da PM passou por uma poça e espirrou água nele. O cabo disse ter pensado que RIBEIRO estava armado e que queria apenas dar um tiro de advertência. A confusão aconteceu às 18:50 horas de ontem. RIBEIRO e o pai, o jardineiro desempregado ANTÔNIO DOMINGUES RIBEIRO, 49 anos, estavam perto da Escola Estadual PROFESSOR NELSON PIZZOTTI MENDES, onde os dois são alunos do supletivo. Segundo DOMINGUES, o carro passou espirrou água em RIBEIRO. Ele levantou os braços e gritou xingamentos. De acordo com o pai, a viatura retornou e o cabo atirou contra seu filho sem dizer nada. Ele foi atingido no peito, bem perto do ombro.

CONCEDIDO o primeiro Prêmio BRAVO! PRIME DE CULTURA, uma parceria entre a revista BRAVO! (da Editora ABRIL) e o BRADESCO PRIME, com apoio do grupo PÃO DE AÇÚCAR. Em discurso proferido na abertura do evento, o presidente e editor do GRUPO ABRIL, ROBERTO CIVITA, destacou que “faltava (e era uma grande falta) um prêmio para reconhecer, estimular e divulgar o trabalho daqueles que criam a cultura brasileira”. Entre os ganhadores desta primeira edição se incluem o ator MARCO NANINI, o cantor NEY MATOGROSSO e o espetáculo teatral OS SERTÕES – A LUTA: PARTE 1, de JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA.

INAUGURADO o primeiro banco de células-tronco do mundo, na CORÉIA DO SUL. Em novembro, o Centro Mundial de Células-Tronco deve começar a fornecer material para a pesquisa de doenças consideradas incuráveis – como diabetes ou PARKINSON – a clínicas-satélite nos EUA e na INGLATERRA. As pesquisas serão monitoradas por equipes sul-coreanas treinadas por HWANG WOO-SUK, o cientista que clonou embriões humanos pela primeira vez, em fevereiro de 2004.
    
No primeiro dia de seu julgamento, o ex-presidente do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, de 68 anos, desafiou hoje a legitimidade do Tribunal Especial Iraquiano, criado sob a ocupação americana, e se declarou inocente da acusação de ter ordenado execuções em massa de xiitas em 1982. Sob forte esquema de segurança, a audiência foi realizada numa corte instalada no prédio que foi sede do partido de SADDAM, o BAATH, na região central de BAGDÁ. Trata-se de uma região superprotegida por barreiras do Exército dos EUA, na qual os rebeldes raras vezes conseguiram penetrar.
Durante a audiência, SADDAM manteve-se calmo e altivo, segurando uma cópia do CORÃO, do qual chegou a recitar alguns versos. No fim da sessão, ao ser levado embora, reagiu irritado quando dois guardas tentaram pegar em seus braços para escoltá-lo. Ele gritou com os homens e ordenou que tirassem suas mãos dele – o que logo fizeram. Os outros sete réus – entre os quais está o ex-vice-presidente TAHA YASSIN RAMADAN – também se declararam inocentes.
No total, foram três horas de sessão. No fim, depois de ler as acusações de assassinato, tortura e remoção forçada da população – relativas ao massacre de 143 xiitas na vila de DUJAIL, em 1982 – o juiz RIZGAR MUHAMMAD AMIN anunciou a suspensão do julgamento até 28 de novembro. Segundo o juiz, o principal motivo para o adiamento foi o fato de que dezenas de testemunhas no massacre de DUJAIL não terem comparecido para dar seu depoimento porque estão muito assustadas. Muitas delas são parentes das vítimas massacradas pelo regime de SADDAM.

O furacão WILMA, que está na área do GOLFO DO MÉXICO e cujas chuvas e ventos já atingiram países da AMÉRICA CENTRAL e do CARIBE, chegou à categoria 5 monstro e tornou-se o mais forte furacão já registrado no ATLÂNTICO. O WILMA, que já causou estragos em países da AMÉRICA CENTRAL e do CARIBE, pode atingir a FLÓRIDA. Hoje à tarde o furacão se encontrava a cerca de 500 km da sudoeste da ilha de COZUMEL, no MÉXICO, atingiu a pressão mínima de 888 milibars (quanto menor a pressão, maior a força dos ventos do furacão) e seus ventos chegaram a 280 km por hora. O WILMA rumava para noroeste, o que significa que poderia atingir a FLÓRIDA no final de semana.

APROVADA uma lei que bloqueia processos que atribuam a obesidade de pessoas à indústria alimentícia. A LEI DO CHEESEBÚRGUER, como já está sendo chamada, segue para o SENADO. Pela Câmara dos Deputados dos EUA, em WASHINGTON.
     
2 006     :    -    QUINTA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO, de 19 de outubro de 2006 – página A14
“ELEITOS” perdem vaga antes da posse. Candidato chegou a ir a BRASÍLIA conhecer gabinete, mas nova totalização o tirou da lista.
Não foi dessa vez que MARCELO MARIANO (PP) e o coronel PAES DE LIRA (PTC) viraram deputados federais. Considerados eleitos, ontem, eles receberam a notícia de que perderam suas vagas após a retotalização dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral paulista, realizada na terça-feira. Houve frustração e surpresa. O coronel já tinha uma espécie de manual do deputado – o livreto ORIENTAÇÕES GERAIS AOS DEPUTADOS FEDERAIS, enviado pela Câmara. MARIANO só soube da reviravolta em BRASÍLIA, pra onde viajou a fim de conhecer seu ex-futuro gabinete.
“Fui pego de surpresa. Está sendo muito frustrante”, disse MARIANO. “Estava providenciando a documentação para entregar à Câmara”, revelou PAES DE LIRA. Os dois perderam as vagas para os promotores de Justiça CARLOS SAMPAIO (PSDB) e DIMAS RAMALHO (PPS), que reverteram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação de suas candidaturas.
Hoje MARIANO vem a SÃO PAULO checar no TRE os critérios usados. Seu partido, o PP, pretende recorrer da decisão. “Mesmo assim me considero um vitorioso. Vou estar na primeira suplência, o partido (PP) é grande e tenho a convicção de que vamos conseguir negociar um ministério, uma secretaria e eu vir a assumir também. Além do que eu sou suplente por quatro anos e em quatro anos muita coisa acontece.”
“Está tudo muito confuso. A Câmara me tratou como um deputado eleito e agora vem um desfecho como esse”, protestou PAES DE LIRA. Segundo o coronel, o desempenho de CLODOVIL (493.951 votos) dava ao PTC “uma sobra de 231 mil votos”, o que garantiria a outra cadeira na Câmara. “Foi um resultado extremamente surpreendente, o que me leva a questionar o TRE judicialmente. Vamos até as últimas instâncias, pedir uma perícia matemática”.

Hoje, a partir das 13 horas, o SALÃO DO AUTOMÓVEL abre as suas portas para o público. Animadas com a recuperação do mercado interno e a queda na cotação do dólar, as montadoras não economizam no volume de lançamentos. Entre os modelos dos sonhos, destaque para a FERRARI 599GTB FIORANO. Lançada neste ano no SALÃO DE GENEBRA (SUÍÇA), tem o motor mais potente produzido pela marca – V12 6.0 de 620 cv – e foi criada para substituir a 575 MARANELLO. O nome é baseado em uma alusão a sua cilindrada dividida por 10, enquanto o GTB representa GRAN TURISMO BERLINETTA e FIORANO, o circuito de testes usado pelo fabricante.
Entre os nacionais, o CHEVROLET PRISMA, versão seda do CELTA é, sem dúvida, o principal lançamento. Suas vendas começam neste mês e o preço arte de R$29.990,00. Também desenvolvido por brasileiros, a versão CROSSOVER da perua SPACEFOX é uma das atrações da VOLKSWAGEN. A marca apresenta ainda o conversível EOS, a versão TURBO de PASSAT e VARIANT, além da opção GTI do novo POLO, que vem com motor 1.8 turbo de 150 cv.

Uma manhã chuvosa. O trânsito fica difícil. Almoço com o AMÉRICO. Recebo um telefonema do MÁRIO MARGARIDO, que se encontra no Estado da BAHIA. Ele encerrará nos próximos dias a megaoperação “SÃO GERALDO”. Pouca coisa dá para conversar hoje, pois tenho uma grande responsabilidade como secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Passo pelo MMDC, juntamente com ELÁDIO, mas, em seguida, vou para a DIRETORIA DE LOGÍSTICA, cujo diretor é o CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA. Nosso presidente, GINO STRUFFALDI ali já se encontra, em companhia da 1º Tenente Fem PM SILVIA, da APMBB. O 2º Tenente SAMUEL PHELIPPE vem em nome do 12 º BPMM para essa reunião e traz a NOTA DE INSTRUÇÃO No. PM4/2.2/06 referente a participação da PM na preservação, manutenção, administração e guarda do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932.
Lendo essa NOTA DE INSTRUÇÃO é que me dou conta que, em virtude do DECRETO Nº 51.130, de 25 de setembro de 2006, praticamente o Monumento Mausoléu é da Polícia Militar. Tanto é que o CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA, Diretor de Logística, foi designado pela N.I. administrador do Monumento. É nessa condição que ele vai presidir essa reunião de oficiais e de diretores da Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde as determinações do documento são explicitadas pelo administrador e seu principal auxiliar, MAJOR PM ADILSON PAES DE SOUZA. A questão do emprego do dinheiro destinado ao restauro do monumento será gerido pelo CSM/O, representado nessa reunião pelo 2º Tenente PM FERNANDO MOURA. Estão também presentes: MAJOR PM ANTÔNIO P. OLIVEIRA (Divisão do Patrimônio e Pesquisa da DL); MAJOR PM JOÃO BATISTA (4 ª EM/PM); CAPITÃO PM JOEL G. SANTOS (DL); 1º TENENTE PM LUIZ ANTÔNIO (5 ª EM/PM).
São estabelecidas regras severas de controle de entrada e saída dos visitantes do Monumento, inclusive com relatórios mensais que são carreados ao administrador que, por sua vez, dará conta do que acontece naquele Próprio ao Comandante Geral. Também há determinação de emprego dos cadetes em fins de semana e feriados, como monitores aos visitantes. Esse é um ponto difícil de ser executado, face a condição do aluno oficial e os períodos de férias. Mas o CORONEL NELSON irá pensar no assunto.
O presidente GINO deixou para mim as explicações necessárias a respeito do Monumento, principalmente quanto ao restauro. Faço uma digressão das polêmicas jurídicas originárias pelo IPH e família EMENDABILI. Outro ponto importante é a situação da Sociedade para com a FARAH SERVICE, com quem temos um contrato. Com a edição do DECRETO 51.530 o contrato torna-se invalidado por perda do objeto. O administrador diz que a participação do GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO é nula a partir de agora.
Essa reunião somente termina depois das 17 horas. Ficamos na DL mais uma hora conversando com o CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA e outros oficiais da Diretoria de Logística. O CORONEL NELSON deixa clara a sua vontade em fortalecer a história da revolução de 1932, colocando painéis sobre esse episódio, inclusive indicando onde atualmente se encontra o Museu “MARIA SOLDADO” e outras coisas que interessam à Sociedade. Dei também a idéia de colocar a atual situação do Monumento Mausoléu no site da Polícia Militar. Deixamos o local, cônscios de que agora a Polícia Militar é a mantenedora do Monumento Mausoléu e à Sociedade caberá apenas a parte histórica e a participação nos eventos comemorativos das datas importantes do Movimento Constitucionalista de 1932. O único ponto desagradável foi que PAOLO EMENDABILI procurou a PM e entregou todo o histórico do Monumento como se ele fosse o “dono” do Obelisco. Tanto é que uma grande parte da NOTA DE INSTRUÇÃO traz todo esse histórico. Mas acredito que ele foi aceito com ressalvas, dado o seu caráter nebuloso de querer tirar proveito monetário à custa do Monumento Mausoléu. Nesse ponto há necessidade de que se termine o processo que corre pela 35ª Vara da Fazenda.
Com tempo feio, chuvisqueiro e trânsito caótico, vamos retornar para nossos lares. A VIA DUTRA está um inferno. Saio do ônibus, em GUARULHOS, com tontura. Na noite, não consigo nem trabalhar no computador. Essa data histórica, quanto à questão do Monumento, vai terminar para mim com problemas de saúde.  
                                                      
O ex-segurança da Presidência FREUD GODOY, afastado da assessoria pessoal do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ainda mantém contato com funcionários do Palácio do Planalto: ontem ele esteve reunido por quase três horas, em SÃO PAULO, com ROGÉRIO AURÉLIO PIMENTEL, assessor especial de LULA, relata RICARDO BRANDT. A Justiça Federal decretou hoje a quebra do seu sigilo bancário. A Procuradoria da República e a Polícia Federal suspeitam que FREUD tenha sido o cabeça da compra do dossiê contra o PSDB. Soube-se hoje que o advogado petista GEDIMAR PEREIRA PASSOS manteve no dia 18 de setembro a declaração de que partiu de FREUD a ordem para entregar 1,75 milhão de reais a LUIZ ANTÔNIO VEDOIN, chefe da máfia das ambulâncias. GEDIMAR havia sido preso três dias antes com o dinheiro e relatara a participação de FREUD, que negou. Diante da contradição, a PF fez uma acareação dos dois e GEDIMAR confirmou o que havia dito, ao contrário do que se divulgou à época.

Os candidatos GERALDO ALCKMIN e LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA inverteram papéis no debate de hoje, no SBT, em relação ao da semana passada. O tucano evitou ser agressivo e não explorou tanto as denúncias de corrupção no PT, preferindo dar mais destaque ao tema saúde. Já LULA foi irônico e fez muitas cobranças sobre privatizações – no outro encontro, ele havia ficado na defensiva. O crescimento da economia também foi assunto de destaque: ALCKMIN citou estudo que coloca o BRASIL em penúltimo lugar na AMÉRICA LATINA e LULA respondeu que deixou prontas as bases para o crescimento.                                                     
                                       
Como de costume, o radiologista RAFAEL SILVA DE PAULA MOREIRA, de 26 anos, foi ontem à noite com cinco amigos no SHOPPING IGUATEMI, em CAMPINAS. Ao saírem do IGUATEMI, os amigos chutaram alguns cones do estacionamento e foram advertidos por seguranças. Após dois deles serem levados para dentro do shopping, RAFAEL terminou morto com um tiro no rosto disparado pelo segurança ROBERTO APARECIDO LOPES, de 28 anos, funcionário da empresa terceirizada VERZANI & SANDRINI SEGURANÇA PATRIMONIAL. RAFAEL foi sepultado hoje à tarde no PARQUE DAS ALÉAIS, no JARDIM FLAMBOYANT. Até a noite, o segurança foi havia sido encontrado pela polícia. Seu advogado, JOSÉ PEDRO SAID JÚNIOR, garantiu que ele se apresentará amanhã.                                                                  
 
A Capital registrou hoje o terceiro maior índice de congestionamento no período da manhã. Foram 151 quilômetros de lentidão às 9:30 horas horário em que a média neste ano é de 40 km e, em 2005, foi de 62 km. A Avenida RADIAL LESTE e as marginais PINHEIROS e TIETÊ registraram os maiores congestionamentos. Na RADIAL, um carro bateu sozinho em uma mureta perto do Viaduto do GLICÉRIO, no Centro. Uma van e uma carreta bateram no sentido IMIGRANTES da Avenida dos BANDEIRANTES, região do Aeroporto, na zona sul, ocupando uma faixa da via. Além dos acidentes também foram notados dez pontos de alagamento – todos transitáveis. A lentidão foi causada pelos fatores advindos da chuva.

Mesmo com a chuva, um bom público foi hoje ao Pavilhão do ANHEMBI, na zona norte, na abertura da 24ª edição do Salão Internacional do Automóvel de SÃO PAULO. Segundo a ALCÂNTARA MACHADO, empresa organizadora do evento, é esperada a visita de mais de 500 mil pessoas, o que dá uma média de 50 mil por dia, até o próximo dia 29, data de encerramento da mostra. Desse total, 20% são turistas, vindos do interior, de outros Estados e também do exterior. Para o público, a feira deste ano traz uma série de lançamentos inéditos, a maioria bem recentes – modelos que ainda não se vê pelas ruas, fabricados no BRASIL, JAPÃO, EUROPA e ESTADOS UNIDOS.
Além das tradicionais marcas de importados, como AUDI, BMW, CHRYSLER, MERCEDES-BENZ, JAGUAR, VOLVO, e outras, a novidade este ano é a estréia da chinesa CHANGAN (que pretende trazer comerciais leves da CHINA) e da indiana MAHINDRA, que prevê fabricar seus utilitários em MANAUS.

Começou hoje, com a liberação de dois milhões de reais, a construção do terceiro trecho do EXPRESSO TIRADENTES, ex-FURA FILA. É a alça na altura da Rua BRIGADEIRO JORDÃO com Avenida JUNTAS PROVISÓRIAS, passando sobre o Viaduto GAZETA DO IPIRANGA e acompanhando o Viaduto GRANDE SÃO PAULO, um “Y”, que desce após a transposição do Rio TAMANDUATEÍ. Esse trecho terá 960 metros de via elevada, com 7,40 metros de largura, que termina em nível no canteiro central da Avenida LUÍS IGNÁCIO ANHAIA MELO, na altura da Rua AMPARO. 

O ministro GILBERTO GIL se emocionou na noite de lançamento dos 40 vídeos do projeto REVELANDO OS BRASIS ANO II, que aconteceu no CINE ODEON BR, no RIO, nesta quinta-feira. “O BRASIL não pára e já estamos mostrando ao mundo que podemos fazer um cinema de qualidade”, disse GIL, para uma platéia repleta de convidados. Mestre-de-cerimônias, a atriz DIRA PAES também falou sobre a importância do projeto. “É uma iniciativa nobre, que possibilita às pessoas do interior apreciar toda a magia do cinema”.

Ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça brasileiro uma decisão da Justiça italiana que atribui ao ex-jogador de futebol e comentarista esportivo PAULO ROBERTO FALCÃO a paternidade do jovem GIUSEPPE FRONTONI, nascido em ROMA, em 1981. FALCÃO soube do filho apenas em 1994, mas se recusou em reconhecê-lo ou a fazer o teste de DNA. Sua negativa foi considerada um reconhecimento da paternidade. Em BRASÍLIA. 

Bicampeão mundial ou não, FERNANDO ALONSO disputará a próxima temporada da Fórmula 1 em uma nova casa, a McLAREN. E a virada de casaca do espanhol já está deixando muita gente da RENAULT com um nó na garganta. Especialmente o preparador físico FABRÍZIO MAGANZI, espécie de anjo da guarda de ALONSO na equipe francesa. Ao mesmo tempo em que torce para que o espanhol consiga o título no domingo, dia 22, MAGANZI sente uma ponta de tristeza por estar vivendo seus últimos dias de trabalho ao lado de ALONSO.
O confronto final entre o espanhol FERNANDO ALONSO e o alemão MICHAEL SCHUMACHER pelo título mundial de 2006 começará   amanhã, às 11 horas, quando os carros irão à pista de INTERLAGOS para a primeira sessão de treinos livres. A segunda sessão começará às 13 horas. A sessão que define o grid de largada será dividida em três partes. Na primeira, todos os pilotos vão à pista e os donos dos 16 melhores tempos seguem na disputa pela pole. Esses classificados entram para a segunda sessão em busca de vaga entre os dez mais rápidos, para garantir lugar na última sessão, que define do primeiro ao décimo colocado.
ALONSO é campeão se chegar no GRANDE PRÊMIO DO BRASIL entre o primeiro e o oitavo lugares, pois pontua e assim não pode ser alcançado por SCHUMACHER. Caso não conquiste pontos, ALONSO torcerá para que SCHUMACHER não vença. A única matemática para SCHUMACHER é ganhar o GP DO BRASIL e ver ALONSO não terminar entre os oito primeiros lugares.

Condenado por dirigir bêbado e portar maconha em seu carro o ator HALEY JOEL OSMENT, de 18 anos. Há seis anos, ele foi indicado ao OSCAR por sua interpretação do garoto que dizia “ver pessoas mortas” no filme O SEXTO SENTIDO. A Justiça sentenciou OSMENT a pagar uma multa de 1.500 dólares e a passar por um processo de reabilitação contra o alcoolismo. Quem sabe, depois do tratamento, ele poderá voltar a ter só cinco sentidos. Em LOS ANGELES.

2 007     :      -     SEXTA-FEIRA
Recebo um telefonema do CORONEL MENDES, por volta das 9 horas. Ele encontrou as propostas para as comendas que o GINO e ele próprio irão receber em SOROCABA, em 7 de novembro, Prometi ao Professor ADILSON CÉZAR entregá-las hoje à noite na Câmara Municipal, por ocasião da solenidade de entrega do título de CIDADÃO PAULISTANO ao TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO.
Muda a temperatura. Está chuviscando quando deixo GUARULHOS. Por volta das 13 horas chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O trânsito está muito ruim hoje. CORONEL MENDES também passa pelo MMDC. Preocupa-se com uma viagem que fará a BAURU, logo mais, pela maçonaria. Amanhã, também tem um compromisso numa cidade não muito distante de BAURU, IACANGA. Por outro lado, também o GINO tem um compromisso no RIO. Iniciará sua viagem por volta das 23 horas. Estou sozinho na Sociedade, após almoçar com AMÉRICO e VICTÓRIO.
Revendo papéis antigos nesta tarde, encontro recortes de jornais dos anos 1930, com depoimentos de vários líderes do movimento constitucionalista. Isso fortifica a idéia de que a revolução foi nacional. Nas palavras de um baiano, em 1933, foram presos 154 estudantes de uma faculdade baiana, juntamente com dezenas de professores. Todos eles eram do lado paulista, ou seja, constitucionalistas. Essa faculdade somente voltou a funcionar em 27 de outubro de 1932.
Recebo a visita do PEDRO. Faz alguns meses que não tinha contato com esse nosso amigo, que sempre vem consertar alguns computadores da Sociedade. Leva alguns monitores que para nós estão atrapalhando, pois foram trocados por telas planas, fornecidas pela polícia militar.
Somente às 18 horas é que deixo o MMDC. Sem pressa, encaminho-me para a Câmara Municipal. Ali, encontro soldados do 2º BPE, como sendo o destacamento precursor do Comandante FALCÃO.
No 1º andar, encontro o Professor ADILSON CÉZAR, ROMAGNOLI e JANAÍNA. Outros convidados vão chegando. A solenidade vai começar bem depois do horário marcado, ou seja, quase às 20 horas.
É constituída a Mesa de trabalhos, presidida pela vereadora MARTA COSTA, autora da propositura da entrega do título de CIDADÃO PAULISTANO ao TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO, Comandante do 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO: GENERAL-DE-DIVISÃO MARCO ANTÔNIO TILSCHER SARAIVA, GENERAL-DE-BRIGADA MANOEL MORATA DE ALMEIDA, LUIZ CARLOS DE ALMEIDA PRADO, JOSIAS JANUÁRIO, ALBERTO JABUR. Entre os presentes: doutor WILSON ROBERTO VIEIRA, doutor WALLACE DE OLIVEIRA GUIRELLI, doutor JOÃO SADAO KITAMURA, TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ, TENENTE-CORONEL ARMANDO LEMOS, RONALDO ANDERE, DAN LEONARDO, JOSÉ E CONCEIÇÃO CHIARELLA, JOÃO FRANCISCO GIANEZELLA.
Todas as pessoas que compõem a mesa fazem uso da palavra, enaltecendo a pessoa do TENENTE-CORONEL FALCÃO. Por último, discursa o próprio FALCÃO, fazendo uma caminhada através de sua própria história, começando na PARAÍBA, sua terra natal, passando pela Escola de Oficiais do Exército, suas promoções, seus comandos, até chegar ao atual momento, onde se torna cidadão paulistano.
A vereadora MARTA COSTA entrega o título ao homenageado. Sobressai o grande trabalho desenvolvido pelo FALCÃO no comando do 2º BPE, onde tem se destacado muito à frente do destacamento que acompanhou a vinda do PAPA BENTO XVI e a do presidente GEORGE W. BUSH a São Paulo. A sessão está encerrada. Cumprimentamos o novo cidadão paulistano. São tiradas inúmeras fotos. Despeço-me do Professor ADÍLSON CÉZAR,comprometendo-me estar em SOROCABA no início do mês de novembro (dia 6), para receber o Colar “ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MOTA E SILVA”. Não fico para o coquetel, pois já são 21 horas. Regresso, com chuvisqueiro, a GUARULHOS.
Entrego a LUCINDA um presente, mas não digo o motivo. É que amanhã iremos completar trinta e sete de nosso conhecimento. Isso aconteceu em 20 de outubro de 1970.  

A presença no Fórum de JUNDIAÍ, a 60 quilômetros de SÃO PAULO, do detento MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA –apontado pela polícia e pelo Ministério Público como o principal líder da facção criminosa PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC) – esvaziou escolas e o centro da cidade, ontem à tarde. O criminoso e outros 11 supostos comparsas assistiram a depoimentos de testemunhas que os acusam de participação na morte do PM NÉLSON PINTO, de 44 anos, no dia 12 de maio de 2005, durante onda de ataques da facção a policiais.
MARCOLA e JÚLIO CÉSAR GUEDES DE MORAES, o JULINHO CARAMBOLA, que também integra a facção, deixaram o presídio de segurança máxima de PRESIDENTE VENCESLAU sob escolta armada. Os presos, doze no total, chegaram no Fórum de JUNDIAÍ por volta das 10 horas em três comboios diferentes. Eles precisavam estar lá para acompanhar os depoimentos das testemunhas de acusação e tinham o direito de falar a qualquer momento. Caso não estivessem no fórum, o processo poderia ser anulado no futuro.
Os depoimentos começaram por volta das 13:30 horas. Pelo menos cem policiais civis e militares participaram do esquema de segurança no centro da cidade. Eles fecharam a Rua IMPRENSA JUNDIAIENSE, ao lado do fórum, e cercaram o edifício.
“Usamos policiais que estavam de folga e que trabalham em áreas administrativas para garantir que o policiamento nos demais bairros não fosse afetado. A operação foi planejada há um mês”, disse o CAPITÃO PM ROGÉRIO PEDROSO, da PM de JUNDIAÍ.
MARCOLA acompanhou os depoimentos de oito testemunhas de acusação, a maioria policiais. Ele tinha o direito de falar a qualquer momento, mas preferiu ficar em silêncio. Dos 19 réus do processo, 12 estão presos, dois respondem em liberdade e cinco estão foragidos da polícia. 

Doleiros, bancários, auditores da Receita Federal e até um ex-deputado estadual do RIO faziam parte da quadrilha que a Polícia Federal desfez hoje e que preparava um golpe de um bilhão de reais no BANCO DO BRASIL. Foram presos vinte suspeitos, mas dois que escaparam são peças-chave do esquema. Os foragidos são o ex-deputado ARALTON NASCIMENTO LIMA, que cumpriu mandato pelo PP de 1986 a 1990 e também é coronel reformado do Corpo de Bombeiros do RIO, e o funcionário do BANCO DO BRASIL, ARTUR LICÍNIO MACHADO. O golpe teve origem em um erro do próprio banco, ao registrar um bilhão de reais como investimento em nome do aposentado JOÃO BATISTA DA SILVA FILHO, de AMERICANA. Ele chegou a admitir ao banco e à Receita Federal que se tratava de um engano. Depois, convencido pela quadrilha, decidiu brigar pelos direitos a sacar o dinheiro, recorrendo a fraudes facilitadas por um auditor da Receita.

O Ministério Público Estadual ofereceu hoje denúncia contra o promotor de Justiça, WÁGNER JUAREZ GROSSI, de 42 anos, que no dia 7 de outubro atropelou e matou três pessoas da mesma família em um acidente de trânsito em ARAÇATUBA, no interior de SÃO PAULO. O promotor é acusado de triplo homicídio culposo, agravado por embriaguez. A Corregedoria do MPE determinou ainda o afastamento dele por 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

O estudante ÉDSON LIMA OLIVEIRA JÚNIOR, de 14 anos, que passou mal e se afogou, no último dia 8, na piscina do Centro de Educação Unificado (CEU) VILA RUBI, na região do GRAJAÚ, zona sul de SÃO PAULO, saiu do coma induzido e já responde a estímulos.
O estado do garoto, porém, ainda é considerado grave e ele corre risco de vida, segundo os médicos do Hospital Estadual do GRAJAÚ.

O motorista de uma FERRARI avaliada em 1,1 milhão de reais agrediu o cinegrafista FÁBIO TANAKA, da TV BANDEIRANTES, no bairro do JABAQUARA, hoje de madrugada. JOÃO LUÍS RAIZA FILHO deu uma cabeçada na boca de TANAKA quando o cinegrafista se preparava para gravar imagens do carro batido. Dois policiais militares estavam no local e não impediram o agressor, que aparentava estar embriagado, deixasse o local no carro de um amigo. O repórter MARCELO BITTENCOURT, que trabalha com TANAKA, disse para os PMs que eles estavam sendo omissos.
RAIZA FILHO perdeu o controle de sua FERRARI vermelha, na Avenida PROFESSOR ABRAÃO DE MORAIS, sob o Viaduto MINISTRO ALIOMAR BALEEIRO, por volta de 1:30 hora. O carro rodou na pista e parou após bater no guard-rail. O motorista e a namorada dele, identificada como FERNANDA, não ficaram feridos. Duas equipes de TV chegaram ao local meia hora depois. TANAKA desceu do carro da BAND e caminhou em direção a FERRARI. RAIZA FILHO pulou o guard-rail e foi atrás do cinegrafista.
TANAKA levou seis pontos na parte interna do lábio superior. RAIZA RILHO só apareceu ao 35º Distrito Policial (JABAQUARA) às 4:45 horas, uma hora depois da chegada de seu pai, o empresário JOÃO LUIZ RAIZA, dono da FERRARI.

O ex-ministro da CULTURA, JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA, morreu hoje, aos 78 anos, de insuficiência respiratória. Estava internado havia três semanas, em BELO HORIZONTE. “Ser ministro da CULTURA no BRASIL é dormir com dezenas de tetos do século XVII ou XVIII desabando sobre sua cabeça”, disse ele sobre as dificuldades da pasta. APARECIDO foi o primeiro ministro da CULTURA no país, que assumiu o cargo quando o governo JOSÉ SARNEY desmembrou a cultura da pasta da EDUCAÇÃO. A preservação do patrimônio histórico era apenas um dos desafios do mineiro APARECIDO, que enfrentaria também a questão da censura às artes, num momento de transição democrática no país. Ele ficou no cargo de setembro de 1988 a março de 1990. Nascido em CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, a 185 km da capital mineira, APARECIDO exerceu diversas funções na política brasileira, como a de secretário do presidente JÂNIO QUADROS e embaixador. Foi secretário de JÂNIO e escreveu o relato oficial de sua renúncia, em 1961. Eleito deputado no ano seguinte, foi cassado pelo regime militar em 1964. Voltou à cena política em 1982, como deputado federal. TANCREDO NEVES o convidou para o Ministério da Cultura, cargo no qual foi confirmado por JOSÉ SARNEY, que também o nomeou governador do DISTRITO FEDERAL. Durante a gestão de ITAMAR FRANCO, integrou a chamada República do Pão de Queijo e foi presenteado com a embaixada em PORTUGAL.  

O inglês LEWIS HAMILTON nem precisa vencer para sair do GP DO BRASIL, no domingo, dia 21 de outubro, como campeão. Ainda assim, o piloto ganhou a primeira batalha da guerra contra o espanhol FERNANDO ALONSO e o finlandês KIMI RAIKKONEN. O estreante foi o mais rápido do dia que abriu os treinos em INTERLAGOS, ao registrar o tempo de 1minuto22segundos767 em sua volta.
ALONSO apareceu em segundo, com 0s122 de desvantagem, seguido pelo brasileiro FELIPE MASSA e por RAIKKONEN. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO foi apenas o décimo-terceiro. Líder com quatro pontos de diferença para ALONSO, HAMILTON está bem próximo de se tornar o campeão mais novo da história da F-1. O título ainda lhe garante o feito de primeiro negro na galeria de pilotos que ficaram com o título mundial.

A ex-primeira-ministra paquistanesa BENAZIR BHUTTO, de 54 anos, acusou hoje oficiais do Exército de estar por trás do atentado de quinta-feira à noite, dia 18, que deixou 136 mortos e mais de 400 feridos. BENAZIR disse ter sido alertada de que poderia ser atacada por quatro grupos radicais diferentes e informou ter enviado uma carta ao presidente PERVEZ MASHARRAF dias atrás com nomes e informações específicas sobre pessoas no governo paquistanês e nas forças de segurança que estariam conspirando contra ela.

2 008      :      -   DOMINGO
Na madrugada, LEWIS HAMILTON venceu os imensos desafios que o GP DA CHINA lhe apresentava e ganhou a penúltima etapa do campeonato com autoridade. Mas o segundo lugar de FELIPE MASSA em XANGAI, auxiliado por seu companheiro, KIMI RAIKKONEN, que lhe deu passagem, transferiu a decisão do título para INTERLAGOS, dia 2 de novembro. Apesar da condição bastante favorável do inglês, 94 pontos diante de 87 de MASSA, o brasileiro afirmou: “Tenho enorme confiança de que posso ganhar a corrida e depois vamos ver o que acontece”. Todos os ingressos para o GP DO BRASIL estão esgotados há meses. FERNANDO ALONSO chegou em quarto lugar, com NICK HEIDFELD em quinto; ROBERT KUBICA em sexto; TIMO GLOCK em sétimo; NELSINHO PIQUET em oitavo. RUBENS BARRICHELLO ficou com a 11ª colocação.

Tal como ontem o tempo não ajuda. Esfriou e caiu garoas intermitentes. Procuro o refúgio de minha biblioteca. Leio jornais, “navego” na Internet e procuro me inteirar das matérias publicadas acerca do grave desfecho do seqüestro de SANTO ANDRÉ, agora com a morte confirmada da menina ELOÁ. A briga Polícia Civil x Polícia Militar ainda irá dar muito o que falar. Até o nefasto BICUDO acha que tornar à baila a unificação das polícias. Ele sempre desejou o fim da Polícia Militar e aproveita a ocasião para novamente se manifestar com a sua tese superada da unificação.
Nas mensagens encontradas no GBB, da yahoo, podemos ver dezenas de palpites dos nossos companheiros. Para mim o grande culpado de tudo isso é o governador José Serra. Ele propiciou essa vergonha entre as duas polícias. O grande problema é o que vem depois disso.

Nem as condições climáticas desfavoráveis espantaram o público, que compareceu em grande número ao PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE SÃO PAULO (PAMA-SP) para participar do DOMINGO AÉREO 2008. O evento faz parte das comemorações da SEMANA DA ASA. O BRIGADEIRO-DO-AR NILSON SOILET CARMINATI, Comandante do PAMA-SP afirmou que é sempre uma honra receber o público para conhecer melhor o trabalho desempenhado pela FAB.

PALMEIRAS e SÃO PAULO fizeram hoje um clássico que correspondeu às melhores expectativas e, depois de muita emoção, terminaram empatados por 2 a 2. O resultado manteve os dois clubes paulistas bem colocados na disputa do time brasileiro, porque a PORTUGUESA colaborou, ao vencer o líder GRÊMIO, no CANINDÉ, por 2 a 0. Como CRUZEIRO e FLAMENGO ganharam os clássicos regionais contra ATLÉTICO MINEIRO e VASCO, respectivamente, a classificação entre os cinco primeiros ficou embolada de vez. O GRÊMIO manteve a liderança, com 56 pontos, um a mais que CRUZEIRO e PALMEIRAS. O SÃO PAULO vem logo atrás, com 53, um a mais que o FLAMENGO. É desse grupo que sairá o campeão brasileiro. Em MINAS, o CRUZEIRO venceu o GALO por 2 a 0 e, no RIO, o FLAMENGO ganhou do VASCO por 1 a 0.

Foi sofrido, suado e dramático, como nas grandes decisões. Hoje, na final das finais do futsal, o BRASIL venceu a ESPANHA por 4 a 3 nos pênaltis, depois de 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação, para conquistar o hexacampeão da COPA DO MUNDO, considerando-se dois troféus na antiga FIFUSA, em 1982 e 1985, e quatro pela FIFA, em 1989, 1992, 1996 e 2008. Com o título, a seleção brasileira pôs fim à hegemonia da bicampeã ESPANHA, que derrotou o BRASIL na final de 200 e na semifinal de 2004, antes da final com a ITÁLIA. 

ANDY MURRAY conquistou hoje o título do MASTERS SERIES DE MADRI. Na final, o escocês superou o francês GILLES SIMON, após 1hora34min de partida. O britânico passou pelo suíço ROGER FEDERER no sábado.  

Pelo menos oito pessoas, todas de SÃO PAULO, vão receber amanhã os órgãos de ELOÁ CRISTINA PIMENTEL, a jovem de 15 anos que foi baleada na cabeça, dia 17, após ficar 100 horas como refém do ex-namorado LINDEMBERG ALVES, de 22 anos, no Conjunto Habitacional do JARDIM SANTO ANDRÉ. Menos de 12 horas após ser informada, na noite de ontem, pelo Centro Hospitalar Municipal SANTO ANDRÉ de que a garota havia tido morte cerebral, a família decidiu pela doação dos órgãos. “Serão transplantados o coração, os pulmões, o fígado, o pâncreas, os rins e as córneas”, informou HOMERO NEPOMUCENO DUARTE, secretário de Saúde de SANTO ANDRÉ.
A retirada do primeiro órgão, o coração, estava prevista para começar à meia-noite. Somente este procedimento deveria durar duas horas e meia. As captações seriam realizadas pelas equipes responsáveis pelos transplantes. Só após a retirada do último órgão, as córneas, será expedido o atestado de óbito legal.
Eram 10:30 horas quando a diretora do Centro Hospitalar SANTO ANDRÉ, ROSA MARIA PINTO DE AGUIAR, recebeu a ligação que esperava desde as 23:30 horas da noite anterior, quando saiu o resultado dos exames que comprovaram colapso circulatório e ausência de irrigação sanguínea nas artérias cerebrais. Naquele momento, RONIKSON DA SILVA, irmão mais velho de ELOÁ, comunicava a decisão da doação. “Foi a maneira de levar um pouco de alegria a alguém após tanto sofrimento, no final de uma história tão horrorosa”, resumiu a diretora.
Por volta das 15 horas, longe do hospital e do assédio da imprensa, os pais de ELOÁ, ALDO JOSÉ DA SILVA e ANA CRISTINA PIMENTEL DA SILVA, assinaram o documento oficial que autorizava a doação.
Às 12:30 horas, a primeira equipe do Instituto DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA, da capital, chegava ao hospital para iniciar exames que identificariam que tipo de doadora é ELOÁ e quem seriam os possíveis receptores. Menos de duas horas depois, a mesma equipe deixava o hospital para voltar ao instituto, com material coletado para testes de compatibilidade.
Segundo os médicos do Centro Hospitalar, NAYARA, de 15 anos, a amiga de ELOÁ que também foi feita refém por ALVES, tem “bom quadro evolutivo” para a cirurgia facial a que foi submetida. Ela foi atingida por um tiro na face. “Houve diminuição do edema e nenhum sinal de infecção”, disse o cirurgião MARCELO CINI. “Ela está consciente e conversa bastante, mas só falamos sobre procedimentos médicos”. NAYARA deve receber alta até o fim da semana.
O secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, LUIZ ANTÔNIO MARREY, esteve hoje no hospital. Ele disse que “não há pressa” para a Polícia Civil tomar o depoimento de NAYARA, para esclarecer o que ocorreu no dia 17, quando oficiais do GATE invadiram o apartamento. MARREY se recusou a fazer uma avaliação da atuação do GATE no episódio.

LINDEMBERG ALVES FERNANDES, de 22 anos, está preso no Centro de Detenção Provisória de PINHEIROS. Por questões de segurança, ele permanece sozinho numa cela. O espaço é de cerca de nove metros quadrados, o colchão é colocado no chão e apenas uma mureta separa o vaso sanitário. Segundo parentes de presos, a presença dele não é bem-vinda. Ontem à tarde, o seqüestrador chorou várias vezes. Muito abalado emocionalmente, LINDEMBERG chegou a gritar o nome de sua ex-namorada, a adolescente ELOÁ, de 15 anos, que morreu após ser baleada por ele na cabeça. O seqüestrador foi levado para o CDP menos de dez horas após a invasão do apartamento do JARDIM SANTO ANDRÉ. Do local do seqüestro, LINDEMBERG foi levado para a delegacia e, depois, para a sede do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), em SANTO ANDRÉ. Ainda era madrugada quando vários carros da polícia transferiram o preso para a capital.  

O prefeito GILBERTO KASSAB e a ex-prefeita MARTA SUPLICY deixaram propostas em segundo plano e partiram para o ataque em debate promovido nesta noite pela TV RECORD. Entre os temas discutidos pelos adversários no segundo turno da eleição em SÃO PAULO, estiveram a crise da polícia paulista e a vida pessoal de KASSAB. Ao falar da situação da cidade, os candidatos concentraram-se na questão das taxas e acusaram um ao outro de deixar a prefeitura “falida” e “arrasada”. KASSAB disse duvidar da promessa de MARTA de não criar impostos novamente. E MARTA assegurou que KASSAB está prestes a instituir a cobrança do pedágio urbano.

Hackers invadiram e roubaram dinheiro de uma conta bancária pessoal do presidente da FRANÇA, NICOLAS KARKOZY. A informação foi confirmada pelo porta-voz do governo, LUC CHATEL, e divulgada hoje pela publicação francesa “LE JOURNAL DU DIMANCHE”. Segundo uma fonte ligada ao caso, trata-se da retirada de “pequenas quantias” de dinheiro.

A campanha do republicano JOHN McCAIN à Presidência dos ESTADOS UNIDOS levou hoje dois duros golpes, que mostram que as próximas semanas não serão nada fáceis na disputa com seu rival BARACK OBAMA. COLIN POWELL, ex-secretário de Estado de BUSH, declarou apoio ao democrata OBAMA. E a campanha do adversário conseguiu arrecadar 150 milhões de dólares só em setembro, praticamente o dobro da campanha de JOHN McCAIN. 

2 009       :       -       SEGUNDA-FEIRA
Sou surpreendido nesta manhã com o rosto muito inchado. É um sinal de alergia por alguma coisa que comi ontem à noite. Esperava que isso fosse algo passageiro, mas as horas passam e verifico que não dá para sair de casa. Então aviso o GINO de que não poderei comparecer hoje na reunião da Comissão Cívica e Cultural.
O pior de tudo isso é que o meu aspecto horrendo é motivo de chacota. A MARLENE e a LUCINDA comparam-me ao “FOFÃO”, personagem caricato da televisão, por ter os lábios inchados. Pensava que essa situação fosse questão de horas, mas percebo que irei permanecer assim por mais tempo. 
LUCINDA manda buscar na farmácia o remédio contra alergia, FENERGAN, e, com isso, a segunda-feira vai me deixar de molho.
O remédio dá sonolência e passo grande parte do dia deitado. 
Recebo diversas mensagens pela Internet e esta da EDINEIDE merece uma resposta de dúvida, pois não sei como estarei amanhã cedo.
PREZADA EDINEIDE
Amanheci com o rosto todo inchado. No espelho achei que era o irmão mais novo do FRANKESTEIN. No momento em que estou lhe mandando essa mensagem estou tomando um remédio contra alergia. Mas somente amanhã cedo é que poderei lhe confirmar se estou em condições de sair de casa.
Peço para você telefonar para 2441 3821 lá pelas 10 horas. Pode ser? 
2009/10/19 Edineide Oliveira
Boa tarde, Coronel! Como vai?
Liguei na Sociedade há pouco e me informaram que o senhor não foi hoje. Como disseram que o motivo foi por questões de saúde, gostaria de saber se a entrevista que havíamos combinado para amanhã (20/10), no período da tarde, ainda está de pé. Se sim, podemos ir por volta das 15:00?
Edineide

ATA DA 12ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 19 DE OUTUBRO DE 2009, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR, RUA BOA VISTA, 51, SALA TADASHI.
Coordenador da Comissão: Conselheiro Francisco Giannoccaro
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista de presença anexa. Justificadas as ausências de: Edimara de Lima, Jacomo Spampinato Neto, Maria Cecília Naclério Homem, Mario Fonseca Ventura, Milton Fernandes e Miram Ito Tanaka. Ata em votação que foi retificada para constar no item um. Valdir Abdallah: “Possivelmente eu não tenha me expressado muito bem sobre o hasteamento da Bandeira Nacional no Monumento da Independência no Ipiranga, em virtude de incidente ocorrido na Distrital do Ipiranga. A minha afirmativa é que, o referido programa de hasteamento não sofrerá qualquer alteração, independente do episódio ocorrido.” Após, a ata foi aprovada.
Expediente:  a) Mencionados ofícios requeridos na ata anterior e que foram expedidos. b) Lidos pela secretária Frances: ofício remetido ao Vice-presidente Roberto Mateus Ordine onde aponta diretrizes sobre a entrega da Bandeira Nacional e folders nas escolas das Distritais por ocasião do “Dia da Bandeira”, devendo, as Distritais, indicar o mais breve possível a quantidade de alunos para remessa dos folders; (Conforme Dr. Giannoccaro cinco mil folders já providenciados). Ofício recebido da Escola Prima Montessori de São Paulo agradecendo pela participação do hasteamento da Bandeira na Câmara dos Vereadores no dia 6/10/09, com assinaturas de alguns alunos. (Eloy Gonçalves de Oliveira dada à observação de Pedro Paulo Trindade ante as assinaturas das crianças representarem o exercício de cidadania plena, requer seja feita alusão do fato junto à escola, o que foi aprovada por todos, expedindo-se ofício neste sentido; c) Convite recebido da Câmara de Vereadores para a próxima solenidade cívica de hasteamento das Bandeiras no dia 10 de novembro, onde, todavia não levaremos alunos por estarem em período de prova. Oficie-se à Câmara nesse sentido; d) que, no dia 6 de novembro o Conselho se fez presente no hasteamento junto à Câmara. Presentes: Capitão Gino Struffaldi que fez breve explanação às crianças sobre a Revolução de 32, Frances de Azevedo, Pedro Paulo Trindade, professora Edimara de Lima que levou 150 crianças. O evento foi muito bonito. As crianças gostaram e tiveram oportunidade de ver um carro de bombeiros e aprenderem lições de cidadania; e) Requer-se Ofício à Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias, Presidente do IHGSP ante a aprovação do projeto de lei nº 313/08, de autoria do deputado João Mellão Neto.
Palavra Aberta:
1) Pedro Paulo Penna Trindade: se possível, solicita aos membros deste Conselho visitarem a Igreja do Pátio do Colégio para visão melhor (conhecimento) do assunto a ser tratado pelo Padre Contieri em nossa próxima reunião.
2) Heliodoro Pereira de Sá: convida a todos para o evento do dia 11 de novembro: Solenidade Cívica em Homenagem aos 100 anos da E.E. Buenos Aires, na rua Dr. Olavo Egídio, 1008, às 16 horas. Onde haverá entrega da Bandeira Nacional pela Distrital de Santana.
3) Frances de Azevedo: faz alusão a dois artigos do DC “Socorro recebe de volta seus heróis” de 13/10/09 que trata da volta do monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico e “O lixo no Centro tem solução?” de 14/10/09.
4) Francisco Giannoccaro: acredita que se Lei da Vadiagem fosse aplicada como ocorreu em uma cidade paulista, o problema dos moradores de rua seria minimizado, pois não se concebe que a maioria fique impedida do direito de ir e vir conforme apregoado pela nossa Constituição. Oficie-se nesse sentido.
5) Eloy Gonçalves de Oliveira: coloca que é questão de vontade política e não de lei. Quer seja a nível municipal, estadual e federal não se vê vontade política.
6) Antonio Carlos Resende: que há que se ampliar a lei e enviar Projeto nesse sentido ao prefeito e governador. (Francisco Giannoccaro: Há, também, problema de segurança, por exemplo, na Praça Santa Cecília e no Minhocão).
7) Guilherme Napoleão de Abreu: que o problema dos moradores de rua é gritante. Outro dia uma mulher pariu no meio da rua. Todos assistindo. Cortou cordão, lavou bebê, etc. A situação está crítica.
8) Lauro Ribeiro Escobar: é questão de coragem. Nos tempos de Jânio Quadros houve o caso da pretensão de se erguer uma favela no Morumbi. Houve reação governamental firme e hoje temos lá uma praça. Não se pode empurrar o problema para outra cidade há que se resolver na sua própria!
9) Antonio Augusto Bizarro: que o lixo é problema afeito ao Conselho Socioambiental da ACSP, devemos buscar solução neste (Francisco Giannoccaro requer ofício à coordenadora Maria José Ribeiro relatando as nossas preocupações sobre lixo e moradores de rua).
10) Pedro Paulo Penna Trindade: requer seja expedido ofícios ao SAS, Conseg, Conselho tutelar da Criança e do Adolescente para discutir junto ao nosso Conselho o assunto do lixo e morador de rua. (Ainda requer ofício ao DC para publicar artigo sobre o Dia da Bandeira) (Francisco Giannoccaro concorda solicitando a Pedro Paulo ajudar na elaboração de todos os ofícios doravante).
11) Og Pozzoli: propõe denominação ao Aeroporto de Congonhas de João Ribeiro de Barros, forma de resgate de sua memória. a exemplo do Aeroporto Augusto Severo, Salgado Filho, Afonso Pena, de outros Estados. (Coordenador Giannoccaro aduz que deveríamos abraçar essa idéia e que deveríamos conversar com um deputado de confiança, talvez Salim Curiati ou João Mellão Neto. Oficie-se neste sentido para ser entregue em mãos).
12) Marcelo Cypriano Motta: (Delegado da UnoAmérica-SP) ressalta a preocupação da entidade sobre a expansão do socialismo em nosso país, sobre as ações do MST e outras ações preocupantes. Que urge mobilizar o empresariado paulista. Temos que deter ações deletérias que atentam contra a democracia como a entrada da Venezuela no MERCOSUL. (Ao que Eloy requer seja fornecida a agenda da UnoAmérica para que possamos cooperar ressaltando que a carta que nos enviada pela entidade é muito importante, no que foi secundado por Viviano Ferrantini, Coronel Paulo Tenório e Valdir Abdalhah preocupados com a destruição do Estado Democrático de Direito onde é necessária a mobilização de todos para defendermos o Brasil). Francisco Giannoccaro diz que o assunto é muito sério e será levado ao presidente Alencar Burti sobre a possibilidade de remessa de telegramas aos deputados e outras entidades (CNI, FIESP, etc.) para mostrar nossa posição. Ao que Valdir Abdallah acrescenta que a nossa manifestação há de ser também pública, no Pátio do Colégio.
13) Gaetano Brancati Luigi: agradece mensagem recebida de nosso Conselho parabenizando-o pela iniciativa da expansão da cultura da paz em nosso país e fora, onde brevemente será instalado o Marco da Paz em Punta Del Este no Uruguai e Assis na Itália.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, que agradeceu a presença de todos e do Diretor-superintendente da Distrital Mooca, Aristides Legat. Esta é assinada por ele e pela Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                      Frances de Azevedo
          Coordenador                                                        Secretária

Os cabelos caíram bastante. Ele também perdeu peso. Hoje não tem mais de 50 quilos. Ao ser preso, hoje à tarde, na VILA CARRÃO, zona leste de SÃO PAULO, parecia desnorteado. Antes de ser condenado pelo assassinato da mulher, grávida de sete meses, em 2001, IGOR FERREIRA DA SILVA era promotor de Justiça e gozava do prestígio de um homem da lei. Depois de perder o cargo e ter a cara estampada em todo o país como assassino, passou quase nove anos foragido. O dinheiro, os amigos e a saúde foram escasseando os dentes apodreceram e o homem de 42 anos ganhou aparência de um velho com sintomas de depressão. Capturado, pediu apenas para não ser levado à delegacia numa viatura. Foi atendido.
A narrativa do delegado NELSON SILVEIRA GUIMARÃES, titular da 5ª Seccional (Leste), dá uma idéia da penúria em que ele se encontra. “IGOR disse que fugir era como carregar um piano nas costas”, conta. A delegada ADANZIL LIMONTA, responsável pela prisão, conduziu o ex-promotor no carro particular dela, sem algemas. “Havia viaturas em escolta. Ele estava muito debilitado”, disse a policial. Na delegacia, o ex-promotor não confessou o crime. Disse apenas que não tivera chances na Justiça. “Falou que não teve tempo de apresentar provas”, explicou NELSON SILVEIRA.
O delegado disse que teve uma longa conversa com o condenado. “Ele disse que estava muito cansado dessa vida”, lembra. A casa de IGOR foi diversas vezes monitorada, fotografada. “O procuramos em GUARULHOS, na zona norte de SÃO PAULO e em vários lugares que nos foram citados como provável esconderijo”, conta o delegado seccional. A polícia chegou a procurar o ex-promotor no CHILE e no sul do pais. “Ele me disse hoje que nunca saiu de SÃO PAULO. Ficou no interior”, revela GUIMARÃES.
Hoje, a delegada ADANZIL, titular da equipe 1 de Polícia Judiciária, responsável apenas por investigações na região – no novo esquema de atendimento em delegacias da capital – recebeu uma denúncia por telefone. Dava conta de que IGOR estaria na Rua DENTISTA BARRETO, perto de um muro. “Poderia ser trote. Fui checar no meu próprio carro. Pedi apoio de viaturas”, contou. No local indicado, a policial reconheceu IGOR. “Me identifiquei e perguntei se ele era IGOR. Ele confirmou com a cabeça”, explicou a delegada. Na delegacia, o ex-promotor pediu seis vezes para urinar. E não conseguia. Tremia muito e esquecia frases pela metade.
O ex-promotor foi levado à unidade do Instituto Médico Legal de ARTUR ALVIM. IGOR iria passar a noite na cela do 40º Distrito Policial, especial para presos com nível universitário.    

O juiz ALOÍSIO SÉRGIO REZENDE SILVEIRA, da 1ª Zona Eleitoral, cassou e tornou inelegível por três anos 13 dos 55 vereadores da Câmara Municipal de SÃO PAULO. As sentenças, publicadas hoje no Diário Oficial, são o desdobramento da representação feita em maio pelo Ministério Público Eleitoral contra candidatos beneficiados por doações da Associação Imobiliária Brasileira (AIB). Apontada como braço do SECOVI, a entidade distribuiu nas eleições do ano passado 10,6 milhões de reais a candidatos, comitês e diretórios de diversos partidos.
Foram cassados e impedidos de concorrer a eleições pelos três anos: ADILSON AMADEU, CARLOS APOLINÁRIO, CARLOS ALBERTO BEZERRA JUNIOR, CLÁUDINHO, DALTON SILVANO, DOMINGOS DISSEI, GILSON BARRETO, MARTA COSTA, ABOU ANNI, RICARDO TEIXEIRA, USHITARO KAMIA e WADIH MUTRAN. O vereador QUITO FORMIGA, suplente de MARCOS CINTRA, que se licenciou para assumir a Secretaria do Trabalho, foi declarado inelegível por três anos. Por não ter sido diplomado, FORMIGA escapou da cassação. Se livraram da acusação de “captação ilícita de recursos” de campanha FLORIANO PESARO, NOEMI NONATO, TONINHO PAIVA e ANTÔNIO GOULART.

Apontado como o traficante que comandou a invasão do MORRO DOS MACACOS, no RIO, no dia 16, FABIANO ATANÁSIO DA SILVA, o FB, é caçado pelas polícias civil e militar. FB fugiu após deixar a prisão, beneficiado em 2002 com a progressão do regime fechado para o semiaberto – que permite ao preso trabalhar e só pernoitar na cadeia - e teria se refugiado no COMPLEXO DO ALEMÃO. 

O governo vai cobrar Imposto sobre Operações Financeiras sobre a entrada de capital estrangeiro para investimentos em renda fixa e variável. A taxação entra em vigor amanhã, por medida provisória, e servirá para conter a alta do real ante o dólar – além de melhorar a arrecadação de impostos, que está em queda. Com alíquota de 2%, o IOF será cobrado apenas na entrada e não terá diferença entre curto e longo prazo. Não haverá taxação sobre investimento estrangeiro direto.

Oito derrotas em nove jogos nos últimos quatro meses acabaram com o emprego de JOEL SANTANA na ÁFRICA DO SUL. A federação local anunciou hoje a demissão do técnico, contratado em abril do ano passado e criticado desde o início do trabalho. Especula-se que o substituto será CARLOS ALBERTO PARREIRA, antecessor de JOEL – PARREIRA pediu demissão em 2008, alegando problemas pessoais. A entidade pretende definir o novo nome até novembro.

Forças paquistanesas mantiveram hoje, pelo terceiro dia seguido, a ofensiva terrestre e os bombardeios aéreos contra redutos do TALEBAN e da AL-QAEDA no WAZIRISTÃO DO SUL, na fronteira com o AFEGANISTÃO, onde 78 rebeldes e 9 soldados já morreram desde ontem.
As operações de hoje coincidiram com a chegada do GENERAL DAVID PETRAEUS, chefe do Comando Central dos EUA, e do senador americano JOHN KERRY. Ambos estiveram reunidos com o premiê paquistanês YOUSEF RAZA GILANI. A visita demonstra o forte apoio do governo dos EUA à ofensiva militar contra os terroristas.

O primeiro vilão dos filmes de JAMES BOND, JOSEPH WISEMAN, morreu nesta segunda-feira, em sua casa em MANHATTAN, aos 91 anos. MARTHA GRAHAM WISEMAN, filha do ator, disse à imprensa que o pai estava com a saúde debilitada. Além de cinema, WISEMAN atuou em peças na BROADWAY e em séries de TV como LAW & ORDER, McGIVER e CRIME STORY. No entanto, o seu papel mais famoso foi como o sinistro cientista Dr NO, que abriu a série de filmes sobre o agente 007. Na produção de 1962, SEAN CONNERY foi o primeiro a incorporar JAMES BOND e ÚRSULA ANDRESS a primeira BOND GIRL. O ator deixou uma filha e uma irmã.

2 010       :         -     TERÇA-FEIRA
COMENDA MÉRITO CULTURAL TOMÉ DE SOUZA – FALASP
O Egrégio Conselho da Ordem do Mérito da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP” tem a honra de comunicar que V. Sª
MÁRIO FONSECA VENTURA
Será outorgado com as insígnias da Comenda do Mérito Cultural TOMÉ DE SOUZA, no Grau de Comendador, cadastrada sob o Código A87 no Exército Brasileiro, em reconhecimento ao mérito de atuações para expansão social, contribuição para o crescimento do país e pelo empreendedorismo.
19 DE OUTUBRO DE 2010, ÀS 19:30 HORAS
ROYAL RIO PALACE HOTEL
RUA DUVIVIER, 82 – COPACABANA – RIO DE JANEIRO - RJ
S. E; CONDE THIAGO DE MENEZES
Presidente da FALASP e
Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico
Chanceler do Grande Colar do Mérito Jornalista Assis Chateaubriand

Nossa ida para o RIO DE JANEIRO será realizada pela Companhia AVIANCA às 15:59 horas – vôo SÃO PAULO – CONGONHAS - RIO DE JANEIRO – SANTOS DUMONT, assento 5D. A passagem foi comprada por VERA LÚCIA LODI – A confirmação de emissão de passagem foi encaminhada pelo SARGENTO FRANCISCO GEORGE TRAJANO DE SOUZA, em 27 de setembro de 2010, através de e-mail encaminhado para o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES.
Ficaremos hospedados no HOTEL ROYAL RIO a uma quadra e meia da praia de COPACABANA, uma das mais belas do BRASIL. O HOTEL fica a 25 km do Aeroporto Internacional ANTONIO CARLOS JOBIM e a 13 km do Aeroporto SANTOS DUMONT. Fica próximo a estação do Metrô CARDEAL ARCOVERDE. Contato: 55 21 2122 9292 ou 55 21 2122 9293.

Uma viagem sempre requer certas preparações. Passo a manhã, com a ajuda da LUCINDA, organizando a mala de viagem. Embora seja apenas uma ida rápida ao RIO, vou para a cidade de SÃO PAULO apreensivo. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC e faço vários contatos para acertar detalhes que estão pendentes. Depois, por volta das 14 horas, com o CORONEL PM MENDES, vamos para o aeroporto de CONGONHAS. O COLOMBO acompanha-nos. O MENDES deixa o carro no estacionamento do aeroporto. O SARGENTO FRANCISCO GEORGE TRAJANO DE SOUZA já se encontra à nossa espera. A viagem é pela AVIANCA. Fica designado o portão 6, com entrada para embarque prevista para 15:13 horas. A saída do avião está marcada para 15:59 horas. Acontece que começa a atrasar a saída e é designado novo portão, o 1. Depois de mais de uma hora chega o aviso que precisamos ir para o portão 5. Com um atraso de 1:40 minutos vamos entrar pelo portão 6 mesmo. Esses desencontros dão uma idéia de desorganização e causa muita amolação. Mas não estamos hoje para sofremos contrariedades e encaramos tudo isso com muita naturalidade. O MENDES diz que isso não é nada. Na semana passada, num vôo marcado para PRESIDENTE PRUDENTE ele aguardou mais de quatro horas para embarcar.
Uma tranqüila viagem de uma hora e chegamos no aeroporto de SANTOS DUMONT por volta das 18:20 horas. Embarcamos num táxi e em quinze minutos estamos chegando ao ROYAL RIO PALACE HOTEL. Muita gente que participará do evento da entrega da Comenda TOMÉ DE SOUZA já está no hotel, inclusive o Professor ADILSON CÉZAR e o Presidente da SOAPE-BPE/SP (Associação Amigos da Polícia do Exército em São Paulo)Num salão deslumbrante vamos conhecendo as pessoas que serão condecoradas nesta noite. Entre elas DULCE MARCHIORI: Título será concedido pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo e pela Asug Brasil a gestores que se destacam em suas áreas. A Alliance - empresa de inteligência em soluções fiscais e de governança – recebeu convite do Egrégio Conselho da Ordem do Mérito da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP) e Associação de Usuários SAP do Brasil (ASUG), para outorgar com as insígnias da Comenda do “Mérito Cultural Tomé de Souza”, a Gerente de Marketing e Vendas, Dulce Marchiori. A executiva vai receber o título no grau de Comendador, registrado no Exército Brasileiro, em reconhecimento ao mérito de sua atuação para expansão social, contribuição para o crescimento do país e pelo empreendedorismo. A cerimônia acontecerá no Rio de Janeiro no dia 19 de outubro, às 19h30, no Royal Rio Palace Hotel. “Eu me sinto privilegiada, juntamente com os outros gestores no país, por receber esta homenagem. Entre os valores que defendo na Alliance estão a integridade e o comprometimento com foco no relacionamento com os clientes”, afirma Dulce. Sobre a Alliance. Fundada em 1992, a Alliance é uma empresa de inteligência em soluções fiscais e de governança. Dentro de seu portfólio, a Alliance dispõe de soluções de Gerenciamento de Tributos e Atendimento de Obrigações Fiscais, serviços de Consultoria Empresarial, Outsourcing em Contingências Fiscais e Fábrica de Software. Em 2009, recebeu os prêmios Dr. Ulisses Guimarães, da Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB), pela Qualidade de seus Serviços e o Top of Quality, como destaque de Melhor Provedora de Serviços nas Áreas Fiscais e Tributárias. Atende clientes como Telefonica, Toyota, Vivo, Editora Abril, TIM, Redecard, Sky, Coca-Cola (SPAIPA), Grupo Silvio Santos e White Martins. Entre seus parceiros estão as empresas SAP, Oracle, Compuware, IBM.
LADY FRANCISCO, WATUSI, ADELE FÁTIMA são artistas de renome internacional que estão presentes para receberem medalhas, entre elas a MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES. Com a chegada do CONDE THIAGO DE MENEZES, EDUARDO ALVES REIS, EDUARDO FOGAÇA DE ALMEIDA FILHO e outros integrantes da FALASP inicia-se a cerimônia com o canto do HINO NACIONAL. Inesperadamente, o CONDE THIAGO convida o CORONEL MENDES e a mim para sentar na primeira fileira. Ele quer ressaltar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC que nesta noite não pode contar com o presidente GINO STRUFFALDI, impedido de vir ao RIO por problemas de saúde. Os recipiendários são chamados, um a um, com destaque para cada pessoa. Isso é demorado, mas muito gratificante. Fotos, novas amizades, enfim podemos realizar um trabalho muito bom para o MMDC. Somente depois das 22 horas é que vamos para os quartos onde estamos hospedados. O MENDES resolve ir jantar com ADILSON CÉZAR, SARGENTO FRANCISCO GEORGE TRAJANO DE SOUZA e PAULO ANTÔNIO NUNEZ SPINOZA. Permaneço no quarto, pois não gosto de jantar em horário avançado da noite. Já passa da meia-noite quando o MENDES regressa do seu jantar e está possesso. É que cobraram R$242,00 por pessoa, uma verdadeira roubalheira. Eles estiveram no RESTAURANTE LA FIDUCIA, na Rua DUVIVIER, 21. Vamos passar a noite no ROYAL RIO PALACE HOTEL, após sermos condecorados com a Comenda TOMÉ DE SOUZA. É um episódio que dignifica a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e que causa para nós um grande contentamento. 
CONDE THIAGO DE MENEZES: Atual presidente da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo e Grão Mestre de todas as Ordens Honoríficas do sodalício acadêmico. Presidente da “Academia Itapirense de Letras e Artes” (Itapira, SP), da “Academia de Letras da Mantiqueira” (do Circuito das Águas, SP) e da Delegacia da FALASP em Alagoas “Bandeirante Domingos Jorge Velho” (Maceió, AL). Criador e curador da Pinacoteca "Cláudio Emílio Tozzi" de Águas de Lindóia, SP. Honoris Causa da "Academia Brasileira de Belas Artes" (Órgão Consultivo do Governo Federal), “Sócio Benemérito” da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (fundada em 1944) e membro da Ordem do Mérito das Belas Artes. Membro Correspondente da "Academia Carioca de Letras" (Órgão Consultivo do Governo Estadual) e da “Academia Brasileira de Literatura”, Honorário das Academias “Nacional de Letras e Artes – ANLA” e “Pan-Americana de Letras e Artes – APALA”. Na França é membro de Honra, desde 1993, da "Société Académique Des Arts Libéraux de Paris" (La Varenne - St. Hilaire) e em Portugal da “Academia Antero de Quental”, de Lisboa. Recebeu o Título nobiliárquico de CONDE em 1996. Comendador, entre outros da “Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores” (da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), da “Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém” e da “Ordem do Mérito Cívico e Cultural", oficializada pelo Governo Federal do Brasil, outorgada pela "Sociedade Brasileira de Heráldica". Outorgado por S. A. S. o Príncipe Alfonso III, do Principado de Andorra, no grau de Caballero Comendador, recebeu o COLLAR DE PIEDRA DE BORINQUEN; Sendo ainda, Sócio Ordinário da Associazione Insigniti Onorifcenze Cavalleresche - Itália e Sócio Ordinário da Associazione Nazionale Bersaglieri – Itália. Em 2008 recebeu os Troféus GAROA DE OURO e o Oscar dos Melhores de São Paulo (Associação dos Profissionais de Imprensa), tendo, ainda, recebido o Premio “Personalidade Brasil Uruguai”, em solenidade da Academia Latino-Americana de Arte, no CONRAD em Punta Del Este. www.thiagomenezes.blogger.com.br
Saiba mais sobre a Falasp : A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO ESTADO DE SÃO PAULO - FALASP, instituição sem fins lucrativos, fundada pelo poeta e jornalista paulista, Conde Thiago de Menezes, em 12 de março de 2004, com tempo ilimitado de duração, tem por finalidade supervisionar, coordenar, fiscalizar e estimular a atividade das entidades acadêmicas e centros de alta cultura sediados no Estado de São Paulo que a integram, com observância das normas e disposições emanadas das leis federais, estaduais e municipais, bem como da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil, antiga FALB, fundada no Rio de Janeiro em 1936. A FALASP tem foro na Estância de Águas de Lindóia, escolhida que foi em dezembro de 2003, durante encontro de Academias de Letras e instituições similares ocorridos no Hotel Fazenda Vanguarda, na divisa da Estância de Amparo com Itapira. Entretanto, tem representantes em diversas partes do Estado e Delegacias Estaduais e Regionais. A Ordem do Mérito da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP, carro chefe da entidade, tem por finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura e à Educação. As "Ordens Honoríficas" da FALASP são detentoras de acervos medalhísticos diferenciados e inerentes, cujas principais condecorações são cadastradas pelo Exercito Brasileiro e outras oficializadas por instâncias governamentais no Brasil, e ou reconhecidas no exterior. Essas láureas, foram instituídas e em seus graus condecorativos são outorgadas criteriosamente, reconhecendo méritos comprovados de cidadãos e Instituições, em âmbito mundial. Conde Thiago de Menezes – Comendador Grão Colar, Presidente e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico. Escritor e Jornalista. Colunista dos Jornais “CIDADE DE ITAPIRA” e “Gazeta Itapirense”. Contatos: thiagorfmenezes@yahoo.com.br
WATUSI - Descoberta pelo produtor Abrahão Medina, da TV Globo, em 1969, não demorou muito para que Watusi despontasse no meio artístico. De 1978 a 1982, ela foi a principal estrela do Moulin Rouge, em Paris. Considerada a vedete mais bem paga da Europa, ganhava US$ 25 mil por mês para cantar e dançar duas vezes por dia, sete dias por semana. Aclamada pelo público – atraía para a platéia gente de porte, como os atores Silvester Stallone e Rachel Welch, o músico Yves Montand, e chegou a dividir o palco com Gene Kelly e Ginger Rogers. Naquele época o Diário de Barcelona noticiou: “Se Watusi não existisse, teríamos de inventá-la” e na revista Paris Match: “É o mais jovem talento negro surgido nos últimos tempos em solo francês”. A artista passou treze anos se apresentando em musicais pela Europa. Conheceu milionários, sheiks e atores hollywoodianos, com quem se comunicava em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão. Mais tarde, depois de uma temporada de doze anos (1983 a 1995) no Scala, a casa de espetáculos carioca de Chico Recarrey, na qual trabalhou 1.500 dias sem folga, a vedete nunca mais pisou nos palcos. Ainda em 1995, lançou dois CDs de bolero. Depois, passou seis meses em casa, com depressão, após uma desilusão amorosa e um aborto. O cognome Watusi é inspirado numa tribo africana conhecida pela alta estatura. Certa vez afirmou para a revista Raça Brasil que teve um tórrido romance com Robert De Niro. O último disco da Watusi lançado no Brasil foi intitulado (Por Causa de Você)[1] contém as seguintes músicas: Brigas - Que Será?- Risque - Por Causa de Você - Privação de Sentidos - Último Desejo – Segredo - Matriz ou Filial - Questões Mal Resolvidas - Que Queres Tu de Mim - Tete a Tete - Nem eu
Nome completo
Lady Chuquer Volla Borelli de Bourbon
Nascimento

Lady Chuquer Volla Borelli de Bourbon (Belo Horizonte, 7 de janeiro de 1940), mais conhecida como Lady Francisco é uma atriz brasileira. Carreira artística  Na Política: 2010 - Candidata a Deputada Estadual pelo PRB-RJ, apoiando o candidato ao Senado Marcelo Crivella. Na televisão: 2009 - Chamas da Vida .... Safira; 2007 - Duas Caras .... Odete; 2005 - Alma Gêmea .... Generosa; 2000 - Marcas da Paixão .... Marinalva; 1998 - Por Amor .... Madame Consuelo; 1997 - O Amor Está no Ar .... Candê; 1995 - Explode Coração .... Carmem; 1992 - As Noivas de Copacabana .... dona do apartamento procurado por Fátima; 1990 - Barriga de Aluguel (telenovela) .... Yara; 1984 - Transas e Caretas .... Liana; 1983 - Louco Amor .... Gisela; 1981 - Baila Comigo .... Ondina; 1979 - Marron Glacê .... Eleonora; 1978 - Pecado Rasgado .... Helena / Wânia; 1978 - O Pulo do Gato .... Regina; 1977 - Locomotivas .... Carla; 1976 - Escrava Isaura .... Juliana; 1976 - O Feijão e o Sonho .... Tude; 1975 - Pecado Capital .... Rose; 1975 - Cuca Legal; 1972 - Jerônimo, o Herói do Sertão .... Suzana / Ana Beatriz; No cinema: 1987 - Sexo Selvagem dos Filhos da Noite; 1985 - O Verdadeiro Amante Sexual; 1984 - Amenic - Entre o Discurso e a Prática; 1984 - Aguenta, Coração; 1982 - Punk's - Os Filhos da Noite; 1982 - Profissão Mulher; 1981 - Anjos do Sexo; 1981 - Rapazes da Calçada; 1979 - Uma Estranha História de Amor; 1979 - Viúvas Precisam de Consolo; 1979 - O Preço do Prazer; 1979 - Os Foragidos da Violência; 1978 - Os Melhores Momentos da Pornochanchada; 1978 - Desejo Violento; 1977 - Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia; 1977 - O Crime do Zé Bigorna; 1975 - Com as Calças na Mão; 1975 - O Roubo da Calcinhas; 1975 - O Padre que Queria Pecar; 1975 - As Deliciosas Traições do Amor (episódio "Os Divinos Sons da Música do Prazer"); 1975 - Os Maníacos Eróticos; 1975 - As Loucuras de um Sedutor; 1974 - Um Varão entre as Mulheres
Adele Fátima, nascida em 1954, no estado do Rio de Janeiro, cresceu cercada de brazões, prataria, porcelanas, cristais e quadros clássicos, em sua casa de cinco andares e elevador, no tradicional bairro da Urca. No início dos anos 70 Adele já ostentava o título de "Certinha do Lalau" por três anos consecutivos e também já era conhecida do grande público como a garota da capa do Carnê do Clube de Futebol Bangu e a modelo do Calendário das Tintas Ypiranga. Em 1972, apadrinhada por Augusto César Vanucci, passou a fazer parte do casting da Rede Globo, e, a partir daquela data iniciou sua carreira de participações especiais nos programas humorísticos da casa. Em 1973, Adele caiu nas graças do produtor, diretor e ator de porno-chanchadas, Carlo Mossy, e deu início à sua carreira de atriz de cinema, tendo inclusive participado de um dos filmes do agente James Bond, em "007 contra o Foguete da Morte". Mas talvez o grande marco da carreira de Adele Fátima tenha sido a sua participação no comercial do enlatado "Sardinhas 88", onde a exuberante mulata sambava freneticamente ao som do samba-jingle, enquanto a câmera rodeava sua anatomia, e mostrava o número 88 estampado na parte de trás da tanga do seu biquíni. Depois dessa campanha publicitária Adele ficou sendo conhecida também como A Mulata 88. Fontes: Site Adele Fátima, Perfil Adele Fátima (Orkut), Site Carl Ole.

A CASA MILITAR do Governo do Estado de São Paulo comemora hoje o seu 79º Aniversário de criação. São outorgadas medalhas da Defesa Civil e da Casa Militar para aqueles que deram sua grande contribuição durante a Operação SOS ALAGOAS, quando foi prestada uma ajuda fundamental às vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas que assolaram aquele Estado em junho deste ano. Entre os presentes: ALBERTO GOLDMAN, Governador do Estado de São Paulo; CORONEL BM NEITÔNIO FREITAS DOS SANTOS, Comandante do Corpo de Bombeiros e Coordenador da Defesa Civil do Estado de ALAGOAS; CORONEL PM LUIZ MASSAO KITA, Chefe da CASA MILITAR; CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, Sub Cmt da PMESP; CORONEL PM LUIZ HUMBERTO NAVARRO, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; MARTA MACHADO, procuradora do Estado; CLÁUDIA MATARAZZO, Chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo; MARCELO HERCOLIN, Prefeito do município de SANTA ADÉLIA; MÁRCIA NOGUEIRA PRESSINOTI, do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente; CLÁUDIO LUÍS RIDENTE GOMES, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Secretaria do Desenvolvimento; JORGE MICHEL RIBERA, do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências da Secretaria da Saúde; bem como os integrantes do 2º Grupamento de Bombeiros, homenageados pela CASA MILITAR.

Para tentar diminuir a sensação de desordem na cidade e melhorar e eficiência dos serviços de zeladoria, o prefeito GILBERTO KASSAB já passou metade das chefias de subprefeituras de São Paulo para as mãos de oficiais da reserva da Polícia Militar. Por enquanto, 14 dos 31 subprefeitos são coronéis aposentados e outros dois devem ser indicados para GUAIANASES e VILA PRUDENTE, na zona leste. Outros 17 oficiais são chefes de gabinete, braço direito dos subprefeitos, e 24 trabalham em posições de segundo escalão, como coordenadorias de planejamento e desenvolvimento urbano ou de projetos e obras. Ao todo, 54 oficiais aposentados trabalham nas subprefeituras. Contando as vagas em outras secretarias da administração municipal, os policiais já chegam a 78. Já há mais oficiais da reserva trabalhando na administração municipal que coronéis na ativa – são 61 atualmente na Polícia Militar em todo o Estado. A estratégia de usar a mão de obra da PM na prefeitura, que teve início em julho de 2008. com a indicação do CORONEL PM RUBENS CASADO para a Subprefeitura da MOOCA, se disseminou rapidamente. Em um ano, o total de oficiais da reserva exercendo cargo de subprefeito se multiplicou por cinco e dobrou o número de policiais na máquina municipal.   

Uma investigação de roubos a condomínios terminou com a prisão de quatro supostos traficantes e a descoberta de um cemitério clandestino na CIDADE TIRADENTES, extremo leste de SÃO PAULO. Além da venda de droga, o grupo comandava um “tribunal do crime”, julgando inimigos e desafetos. Cinco corpos foram encontrados em um matagal – e a polícia acredita que haja outros no local, todos de vítimas de “sentenças” dos criminosos. O tribunal consistia em um esquema de punição: a vítima era presa e sua morte debatida entre os criminosos. Enquanto cavava sua cova, a pessoa poderia fazer a defesa. Para não chamar a atenção, os assassinatos eram por enforcamento ou golpes de picareta – nunca tiros.

Um total de 340 imóveis dos bairros de SANTANA e do LIMÃO, na zona norte da cidade, serão desapropriados pela Prefeitura para a construção de um complexo viário com dois túneis que ligará as Avenidas CRUZEIRO DO SUL e ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES. Uma parte já foi desapropriada, mas a Prefeitura não informou o número de imóveis. Moradores se queixam que a administração não os avisou sobre o cronograma das desapropriações. O início dessa ligação viária ainda não tem data definida. Uma das entradas do complexo viário será o entroncamento entre a CRUZEIRO DO SUL e a RUA CONSELHEIRO SARAIVA. A outra deverá ser construída na esquina entre a AVENIDA ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES e a RUA MATEUS LEME. Além de ligar a CRUZEIRO DO SUL e a CAETANO ÁLVARES, a nova avenida deverá aliviar o tráfego de veículos nas Ruas VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA e DR. ZUQUIM, hoje as principais vias de ligação entre SANTANA e o MANDAQUI.

Faleceu a psicopedagoga JACY ROLIM DIAS MANARINI, aos 79 anos, depois de enfrentar o mal de ALZHEIMER e câncer no pâncreas, no Hospital ALBERT EINSTEIN. Nasceu em 5 de janeiro de 1931 e foi criada na calmaria do interior, em AVARÉ, SÃO PAULO. Filha dos fazendeiros EURICO DIAS BAPTISTA e AURORA ROLIM DIAS. Começou a carreira como professora na cidade onde morava. Estudou magistério na escola pública e, aos 16 anos, mudou-se para SÃO PAULO. Na capital, freqüentou o Colégio BATISTA e o Instituto SEDES SAPIENTIAE, em PERDIZES. Estudou pedagogia na Universidade Presbiteriana MACKENZIE porque queria ser psicopedagoga. Casou-se em 1957 com o engenheiro civil e industrial DÉCIO JOSÉ MANARINI, formado pelo MACKENZIE. De 1969 a 1978, manteve sua clínica de psicopedagogia atendendo crianças a partir de oito anos e também os especiais. “Minha mãe gostava de aplicar uma técnica francesa com a finalidade de desenvolver a coordenação motora e a atenção das crianças na sala de aula. Se empenhava muito no trabalho e consultava adolescentes também”, conta FABIANA MANARINI SVERNER. Em 1979, o mundo morreu, e ela sofreu um forte choque emocional. A irmã, MARIA DE LOURDES ROLIM DIAS GARCIA, de 86 anos, recorda que desde a morte do marido, ela passou a se dedicar mais aos filhos.

O candidato do PSDB à Presidência, JOSÉ SERRA, foi agredido hoje à tarde, no RIO, durante um enfrentamento entre militantes tucanos e do PT. O tumulto ocorreu quando SERRA e aliados faziam uma caminhada pelo calçadão de CAMPO GRANDE, bairro da zona oeste carioca. Militantes petistas confrontaram a comitiva tucana agitando bandeiras do PT e cartazes e xingando o presidenciável. Houve muito empurra-empurra. O próprio candidato foi empurrado e chegou a encarar os manifestantes. A agressão foi rápida. SERRA disse ter ficado grogue ao sentir uma pancada na cabeça. No meio da confusão, ele comentou rapidamente o episódio. “O PT tem tropa de choque. Não sei o que foi previsto, mas eles fazem isso no piloto automático. É o estilo deles. É o estilo das tropas de assalto dos nazistas. Um comportamento muito típico de movimentos fascistas”, disse. Levando a mão à cabeça, SERRA foi retirado do tumulto por seguranças. Segundo o pastor MAURÍCIO TEIXEIRA, que estava ao lado de SERRA, um militante petista atirou uma bobina de adesivos de papel, que acertou a cabeça do candidato. SERRA foi examinado pelo oncologista JACOB KLIGERMAN, que não identificou ferimento, mas recomendou repouso ao candidato. Em BRASÍLIA, DILMA passou pelo constrangimento de um protesto do GREENPEACE, ao receber apoio de parte do PV. Quando ela começava a discursar, duas militantes do GREENPEACE abriram uma faixa amarela que questionava: “Desmatamento zero e lei dos renováveis. Você assina embaixo”. As jovens foram vaiadas e chamadas de tucanas, mas DILMA contemporizou: “Somos democratas. Deixa a moça apresentar a proposta dela. Mas não faço leilão político para receber apoio. Faço propostas que sei que são viáveis.”

O Ministério Público denunciou hoje à Justiça e requereu abertura de processo contra o tesoureiro do PT, JOÃO VACCARI NETO, por formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro – crimes que ele teria cometido como diretor administrativo da Cooperativa Habitacional dos Bancários (BANCOOP) de SÃO PAULO, fundada em 1996 por um núcleo do PT. Em 81 páginas, o promotor JOSÉ CARLOS BLAT aponta rombo nos cofres da BANCOOP no montante de 68 milhões de reais e prejuízos a 1.126 cooperados que não receberam suas unidades no valor de cem milhões de reais. Parte do desvio, diz o promotor, teria abastecido caixa 2 de campanhas do PT. Além de VACCARI, há outros cinco denunciados – ANA MARIA ÉRNICA, TOMÁS ÉDSON BOTELHO FRAGA, LETYCIA ACHUR ANTÔNIO, HENRIQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA e HELENA DA CONCEIÇÃO PEREIRA LAGE – ex-dirigentes da BANCOOP e ligados a fornecedoras da cooperativa. A denúncia foi distribuída à 5ª Vara Criminal da capital. O promotor pediu quebra do sigilo bancário e fiscal de VACCARI e dos demais citados.

Para blindar a candidata DILMA ROUSSEFF, a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu hoje impedir o Superior Tribunal Militar de decidir sobre a liberação ou não do acesso ao processo aberto durante o governo militar contra a petista. Após o julgamento já ter começado, o STM atendeu a um pedido da AGU para consulta aos autos, adiando o julgamento por três sessões – ou seja até o dia 28, conforme prevê o regimento. Como o segundo turno será no dia 31, aumentou a chance de ocorrer sem que os dados se tornem públicos.

O premiado escritor pernambucano RAIMUNDO CARRERO, de 62 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hoje pela manhã e está internado na UTI Neurológica do Hospital PORTUGUÊS, no RECIFB, onde mora. A MINHA ALMA É IRMÃ DE DEUS, seu livro mais recente, conquistou neste ano o Prêmio SÃO PAULO DE LITERATURA e o MACHADO DE ASSIS, da Biblioteca Nacional. Em 2005, tomou posse na Academia Pernambucana de Letras.

No primeiro dia de vigência da alíquota de 6% do Imposto sobre Operações Financeiras para investimentos estrangeiros, estabelecida com o objetivo de conter a alta do real ante o dólar, a moeda americana mudou direção e subiu 1,32% para R$1,686. É a maior alta diária desde 29 de junho, quando o dólar avançou 1,51%. A movimentação dos mercados externos, causada por inesperada subida dos juros na CHINA, também ajudou a puxar o câmbio para cima.

O governo de ISRAEL, em parceria com a GOOGLE, está digitalizando os MANUSCRITOS DO MAR MORTO, um conjunto de documentos de 2 mil anos atrás que inclui partes da Bíblia hebraica. O conteúdo será publicado online e poderá ser acessado de graça. As primeiras imagens em alta definição devem ser publicadas nos próximos meses.     

Pelo menos 11 pessoas morreram hoje em um ataque contra um mercado em KARACHI, no PAQUISTÃO. A onda de violência, que já matou 50 pessoas, começou no sábado, véspera de uma eleição para deputado. O grupo islâmico Movimento MUTTAHIDA QAUMI acusa o Partido Nacional AWAMI, de minoria pashtun, de assassinar seus partidários.

2 011      :      -      QUARTA-FEIRA
SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO
SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
NÚCLEO ALDO CHIORATO – CAMPINAS - SP
O Comandante do Policiamento do Interior 2 e a Presidência do Núcleo CAMPINAS da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, convidam V.Sª para a imposição da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO que dar-se-á no dia 19 de outubro de 2011, às 16 horas no Quartel do Comando de Policiamento do Interior 2, sito à Rua Luiz Gama, 298 BONFIM CAMPINAS-SP

Sociedade Veteranos de 32 MMDC
Núcleo “ Aldo Chiorato” Campinas-SP
LISTA DOS INDICADOS PARA OUTORGA DA MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO 2011
01
Cel PM Walter Gomes Mota
Cmt CPI-2
02
Cel PM Lincoln de Oliveira Lima
Sub Cmt CPI 2
03
Ten Cel PM Benedito Pereira Costa Júnior
Cmt 47º BPM/I
04
Maj PM Nelson Vicente Coelho
Sub Cmt 35º BPM/I
05
Maj PM Wilson Lago Filho
Sub Cmt 7º GB
06
Cap PM Fernando Sérgio Andrade
Ch UGE CPI-2
07
Cap PM Marlon Robert Níglia
Ch Seç Com Soc CPI-2
08
Cap PM Adriano Augusto Leão
Cmt da 3º Cia 8º BPM/I
09
Cap PM Rita de Cássia Pereira
Cmt 5ª Cia do 8º BPM/I
10
1º Ten PM Rafael Cambui Mesquita Santos
Ch SJD CPI-2
11
General de Brigada Carlos Maurício Barroso Sarmento
Cmt 11ª Brigada de Infantaria Leve
12
Cb PM Ronaldo Aparecido Cabrini
PM da 2ª Cia - 8º BPMI
13
1º Sgt PM Sônia Ap. de Carvalho Theodoro
PM da 3ª Cia - 35º BPMI
14
Cb PM Fabio Rodrigo Mazarão
PM da 4ª  Cia  - 47º BPMI
15
Cb PM Anísio Raimundo Lourenço
Protocolo CPI-2
16
Cb PM Antonio José Soares dos Santos
Seç Com Soc CPI-2
17
Cb PM César Soares de Souza
PM do 8 BPMI
18
1º Sgt Paulo Roberto Ramos Fonseca
Gabinete Treinamento
19
 Claudemir Roque Gomes
Dir Reg APMDFESP
20
Francisco Martins de Souza
Dir Reg APAS
21
 Renato Avelino da Silva
Presidente Oficiais da Reserva
22
Dalva Cambui Mesquita Santos
Diretora Oficiais da reserva
23
 Élcio Inocente
Presidente da APMDFESP
24
Drª Catarina Von Zubem
Procuradora Federal TRT
25
Drº Licurgo Nunes Costa
Diretor DEINTER 2
26
Paulo Barros Camargo Filho
Filho Drº Paulo Barros
27
Roberto Frati
Professor (ex-Vereador)
28
Pedro Serafim Junior
Câmara Municipal Campinas
29
Drº Nivaldo D’oro
Presidente da CEASA
30
José Sérgio Bordin
Diretor Banco Bradesco
31
Roberto Mario Polga
Coord. Reg Meio Amb FIESP
32
Desembargador Manoel Carlos de Toledo
Desembargador do TRT

 ALDO CHIORATO, 9 anos e 10 meses de idade, escoteiro foi convidado pelo Comando do Exército Constitucionalista MMDC para a função de mensageiro secreto entre o Comando e as Unidades Militares sediadas em vários locais da cidade de Campinas. Aconteceu, porém, que numa de suas idas e vindas, foi mortalmente ferido por um avião da ditadura. Em plena agitação de uma guerra civil, o escoteiro ALDO CHIORATO foi sepultado no Cemitério da cidade, sem qualquer manifestação oficial. Algumas décadas depois, o fato chegou ao conhecimento da Diretoria da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, que, através da Comissão de Sindicância, constatou que o menor ALDO CHIORATO, no dia em que foi morto, estava a serviço do Exército Constitucionalista MMDC, nas funções de mensageiro. Sendo reconhecido como herói da Revolução Constitucionalista de 1932.
Em 04/07/1966, exumados no Cemitério de Campinas, os despojos do menino ALDO CHIORATO foram levados em cortejo para a Câmara Municipal da cidade, que convocou sessão solene para a primeira homenagem ao menino herói de 32. A urna contendo os seus restos mortais permaneceu em vigília na Câmara Municipal até o dia seguinte, quando foi levada em cortejo por Diretores da Sociedade MMDC e ex-combatentes campineiros até o Mausoléu do Ibirapuera, em São Paulo, juntando-se a outros heróis que foram imortalizados no Panteon de 32, no mesmo dia. O pequeno grande herói escoteiro ALDO CHIORATO recebeu as honras militares e religiosas como ex-combatente de 32.
Com esse importante compromisso em CAMPINAS, saio de casa por volta das 8 horas. E foi bom ter iniciado a viagem mais cedo para o centro da cidade de São Paulo face problemas de trânsito na VIA DUTRA e MARGINAL TIETÊ. Por volta das 10 horas chega uma viatura do CPI-2 para me levar até CAMPINAS. O motorista PM DANIEL REPULO MORIENTI, experiente, calmo, consegue chegar bem cedo no CPI. Sou recepcionado pelo 1º TENENTE PM RAFAEL CAMBUI MESQUITA SANTOS. Vou encontrar o CORONEL PM LINCOLN DE OLIVEIRA LIMA no Sub Comando do CPI-2. Lembro que o primeiro contato com esse coronel foi no CPA/M-5, onde ele foi comandante, durante uma solenidade do Núcleo “ROMÃO GOMES” (atual Núcleo “GINO STRUFFALDI”). Depois dessa apresentação sou conduzido ao 8º BPMI, um dos mais tradicionais batalhões da PMESP. Ali vou conhecer a oficialidade que dirige os destinos dessa Unidade, onde, com muito carinho, levam-me até a sala onde estão objetos históricos da Revolução de 32, bem como da Revolução de 1930 e do próprio batalhão. O comandante do 8º BPMI é o TENENTE-CORONEL PM LUÍS MARCOS THEODORO. O Sub Cmt é o MAJOR PM LUIS ALBERTO SYMA. É uma verdadeira viagem no tempo. O Professor BIAJONE, Presidente do Núcleo de Correspondência de ITAPETININGA, está presente e vai fazer um trabalho de pesquisa de papéis de 1932, escaneando-os. Entrega ao Cmt do Batalhão e ao CAPITÃO ANDRÉ LUIZ o Diploma de Honra ao Mérito CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES. O CAPITÃO PM ANDRÉ LUIZ e o TENENTE PM CAMBUI estão trabalhando há anos na garimpagem das peças de 32 e lutaram muito para a criação do Núcleo ALDO CHIORATO. Também estão nesse evento os MAJORES PM JOSÉ FRANCISCO e VITOR. 
A solenidade de entrega de condecoração é realizada no pátio do CPI-2, presidida pelo GENERAL-DE-BRIGADA CARLOS MAURÍCIO BARROSO SARMENTO, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, unidade sediada em CAMPINAS. Ele também é um dos condecorados com a Medalha Governador Pedro de Toledo. O presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU, WALTER MELLO DE VARGAS vai condecorar algumas pessoas com uma das medalhas de sua Associação. Surpreende-me o carinho com que sou tratado pelos oficiais já citados, e, principalmente pelo CORONEL PM WÁLTER GOMES MOTA, Comandante do CPI-2, que me apresenta às autoridades locais, selecionadas para serem condecoradas com a Medalha “Governador Pedro de Toledo”.
Procede-se a entrega da Medalha “Governador Pedro de Toledo”, ressaltando os policiais militares que carregam as almofadas, pois todos estão fardados a caráter, isto é, com fardas de 1932. Faço questão que o veteraníssimo PAULO BARROS CAMARGO esteja comigo no momento da entrega das medalhas. 
Após a imposição da Medalha, faço uso da palavra. Enalteço todos aqueles que foram condecorados hoje. Faço um breve relato do valor da comenda e da figura impoluta do governador PEDRO DE TOLEDO. Encerrando, venero o nome do menino ALDO CHIORATO, que dá o seu nome ao núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC criado no 8º BPMI. O Cmt do CPI-2 e o GENERAL-DE-BRIGADA SARMENTO também fazem seus pronunciamentos, colocando muito bem o que significa, nos dias atuais, o Movimento Constitucionalista de 32. Um desfile imponente vai coroar a cerimônia desta tarde.  
Após conversar com várias pessoas durante o coquetel que se segue, vou deixar a encantadora CAMPINAS, onde fui gratificado pelo entusiasmo dos oficiais e praças do CPI-2,  do 8ºBPMI, do 47º BPMI, do 35º BPMI, 7º GB e autoridades que representam os mais diversos segmentos da sociedade campineira. Menção especial para o Presidente da Associação dos Deficientes Físicos da PMESP, ÉLCIO INOCENTE, que é um verdadeiro baluarte daqueles que sofrem com os traumas causados pelos diversos acidentes causados com o serviço policial militar. O PM MORIENTI enfrenta alguns pontos congestionados na rodovia, mas habilmente sai de todas essas encrencas. Ele vai me deixar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vejo que a MARINEI deixou alguns recados sobre a minha mesa. Um deles é do presidente da SOAMI, MARCELO IQUEUTI, para quem ligo e converso sobre solenidades programadas para os próximos meses. O CAPITÃO PM PATRÍCIO, da CASA MILITAR, também quer conversar comigo sobre o COLAR IBRAHIM NOBRE. Esse colar existe, mas nunca foi concedido a alguém. Durante os últimos dois anos tenho feito documentos a respeito, mas não encontro ressonância nos meus propósitos.
Chego em casa depois das 21 horas.

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.150, DE 20 DE OUTUBRO DE 2011
Dispõe sobre regras de inatividade e promoção aplicáveis aos policias militares, nas condições que especifica
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:
Artigo 1º - Será transferido “ex officio” para a reserva remunerada da Polícia Militar, com vencimento e vantagens integrais na forma da lei, o Oficial com 30 (trinta), ou mais, anos de serviço e que conte 5 (cinco) anos no mesmo posto, desde que se encontre em uma das seguintes situações:
I - estar no último posto do seu Quadro;
II - não atender aos requisitos legais exigidos para promoção ao posto imediatamente superior; ou
III - atendendo aos requisitos legais exigidos para promoção ao posto imediatamente superior, ter sido preterido nas 3 três) últimas datas de promoção, sendo ultrapassado por Oficial de menor antiguidade.
§ 1º - Observados os requisitos a que se refere este
artigo, a inatividade do Oficial será efetivada em até 30 (trinta) dias.
§ 2º - O disposto neste artigo não se aplica ao Oficial que estiver frequentando o curso legalmente exigido para promoção ao posto imediatamente superior.
Artigo 2º - O integrante do serviço ativo da Polícia Militar fará jus à promoção ao posto ou graduação imediatamente superior, desde que conte, pelo menos, 30 (trinta) anos de serviço.
§ 1º - A promoção a que se refere este artigo farse-á independentemente de vaga, interstício ou habilitação em cursos, ainda que inexista, no Quadro ou Qualificação à qual pertença o policial militar, posto ou graduação imediatamente superior.
§ 2º - Para os fins do disposto neste artigo, por posto imediatamente superior ao posto de Subtenente PM entende-se o de 2º Tenente PM.
§ 3º - A promoção a que se refere este artigo só poderá ser requerida por Oficial que ocupe o posto por, no mínimo, 2 (dois) anos.
§ 4º - O disposto neste artigo não se aplica aos promovidos nos termos do artigo 29 do Ato das Disposições
Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado.
Artigo 3º - O Coronel PM fará jus ao acréscimo de valor correspondente a 20% (vinte por cento) do padrão de vencimento, desde que conte, pelo menos, 30 (trinta) anos de serviço e 2 (dois) anos no posto.
§ 1º - Incidirão sobre o acréscimo de que trata o “caput” deste artigo as vantagens pecuniárias previstas na legislação aplicável aos integrantes da Polícia Militar.
§ 2º - O disposto neste artigo aplicar-se-á, também, ao Coronel PM que vier a ser alcançado pelo disposto no inciso IX do artigo 18 do Decreto-lei nº 260, de 29 de maio de 1970, acrescentado pelo artigo 2º da Lei nº 3.404, de 16 de junho de 1982.
Artigo 4º - Para aplicação do disposto nos artigos 2º e 3º desta lei complementar, o Policial Militar deverá requerer, concomitantemente, sua passagem para a inatividade, exceto nas hipóteses do § 2º do artigo 3º e do parágrafo único deste artigo, cujo benefício será concedido de ofício.
Parágrafo único - Aplica-se o disposto no “caput” deste artigo ao Coronel PM ou ao Subtenente PM nos casos de sindicância que conclua pela promoção por bravura, “post mortem” ou por incapacidade, lesão ou enfermidade adquirida em consequência do exercício de função policial.
Artigo 5º - As despesas decorrentes desta lei complementar correrão à conta de dotações próprias consignadas
no orçamento da Secretaria da Segurança Pública, suplementadas, se necessário, com recursos nos termos do § 1º do artigo 43 da Lei federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.
Artigo 6º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogados:
I - a Lei Complementar nº 418, de 24 de outubro de 1985;
II - os artigos 2º e 3º da Lei Complementar nº 673, de 30 de dezembro de 1991.
Palácio dos Bandeirantes, 20 de outubro de 2011.

GERALDO ALCKMIN
Antonio Ferreira Pinto
Secretário da Segurança Pública

O professor GILBERTO PADOVESE nasceu em BIRIGUI em 11 de outubro de 1937. Cursou o ensino fundamental no Ginásio Estadual de BIRIGUI, fez seu curso normal no Instituto Noroeste de BIRIGUI, sendo posteriormente formado em bacharel e licenciado em Letras Clássicas. Era vice-presidente da Instituição Educacional SÃO MIGUEL PAULISTA, entidade mantenedora da UNICSUL (UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL), desde sua fundação, em 1965. O professor GILBERTO PADOVESE também se destacava em atividades junto à comunidade. Atuou por muitos anos como membro da comissão de festejos comemorativos do aniversário do bairro de SÃO MIGUEL PAULISTA, na zona leste da capital. Como presidente do LIONS CLUBE DE SÃO PAULO, em SÃO MIGUEL PAULISTA, participou de várias atividades assistenciais, por meio de doações de cestas básicas às famílias carentes da comunidade e entidades beneficentes. Foi também criador do PROFAM (PROGRAMA DE ATENÇÃO À FAMÍLIA), em convênio com a UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL. O professor esteve ligado ao COLÉGIO CRUZEIRO DO SUL desde a sua fundação em 1965. A universidade que herdou o nome do centro de ensino viria sete anos depois, em 1972. E o reconhecimento da UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, pelo Ministério da Educação, 21 anos depois, em 1993. O professor GILBERTO PADOVESE morreu na quarta-feira, dia 19, em decorrência de problemas cardíacos.

De: José Geraldo Pimentel
Data: 19 de outubro de 2011 13:47
Assunto: O ‘cabo’ Anselmo e o meu ponto de vista!
Programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo
Vendo o ‘cabo’ Anselmo, José Anselmo dos Santos, na entrevista dada ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, lembrei-me do professor e escritor Yves Hublet, que bravamente surrou com a sua bengala o ‘mensaleiro’ José Dirceu. Cena acontecida na Câmara dos Deputados, assistida ao vivo e a cores por todo o Brasil. A similaridade entre os dois se prende apenas ao aspecto físico. São dois homens diferentes no comportamento e no respeito público. O professor agiu tomado por um impulso de raiva, praticando um ato que calou fundo nos corações de milhões de brasileiros. Naquele momento de fúria, ele representou a maioria da população. E o fez bem!
O ‘cabo’ Anselmo, ao contrário, não tem nada que possa dignificar a história de um homem. Na entrevista se comportou obsequioso, um comportamento típico de um indivíduo submisso, subserviente, recebendo em troca um tratamento, cujo adjetivo menos ofensivo foi ser chamado de ‘cachorro’!
Meu cão que assistia o programa, deitado aos meus pés, protestou:
- Vô, chamaram este cara ‘branquicela de olhos azuis’ de cachorro!
Um cão é um cão. Não escolhe a companhia, e se dá por inteiro, retribuindo os cuidados com muito amor e fidelidade. Não trai o amigo!
Fiquei também decepcionado com a maneira nada educada dos entrevistadores que não souberam respeitar uma pessoa que foi convidada para prestar esclarecimentos, e não para ser ofendida. Salvou-se o jornalista Jorge Serrão, do Alerta Total. O mediador do programa teve uma atuação medíocre, sempre interrompendo o entrevistado quando ele se expandia na fala, apontando para as mazelas dos terroristas que conhecia muito bem, por ter feito parte de seu grupo. Também contribuiu muito para o esclarecimento das verdadeiras intenções da cantada em versos e prosa Comissão Nacional da Verdade, quando apareceu no vídeo o advogado de porta de xadrez Luiz Eduardo Greenhalgh, que quis saber do ‘cabo’ Anselmo se ele iria citar os nomes dos torturadores que sumiram com os corpos dos terroristas e guerrilheiros.
Não vejo sentido comparecer a esta ‘comissão da calúnia’, como bem explicitou o general Maynard Marques de Santa Rosa, sabendo-se de antemão que o objetivo dos detratores e revanchistas é humilhar quantos os combateram. Tão logo estejam municiados de informações, irão querer repetir o que se faz na Argentina e Chile, levando às barras dos tribunais os seus opositores, condenando-os e extorquindo dinheiro, à guisa de pagamento das indenizações e pensões que o estado dá para esses traidores. O coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra já foi condenado por essa ação, tendo o Supremo Tribunal Federal lhe negado a liminar que anulava a sentença.
Não gostaria de analisar a vida pregressa do ‘cabo’ Anselmo. Gostaria apenas de sugerir à Marinha do Brasil que lhe facilitasse o direito a reaver a sua identidade; afinal, até um cachorro tem nome. Este cidadão precisa adquirir uma identidade no instituto de identificação. Mas fica longe a minha intenção de vê-lo ser indenizado ou readquirir o posto de marinheiro na instituição militar. Essa do indivíduo ter lutado contra as instituições, não para combater o que chama de ‘Ditadura Militar’, mas para implantar um regime de esquerda no país, como o existente na então ex-URSS, como era a proposta dos terroristas e guerrilheiros, não faz o menor sentido. No meu ponto de vista acho uma aberração se premiar criminosos, pagando-lhes indenizações e pensões milionárias. E ainda lhes dando o direito a não descontar Imposto de Renda. Todos nós brasileiros contribuímos para a manutenção dessa aberração. Até o miserável que vive de Bolsa Família, ao comprar um pão paga imposto! Vejo nessa sangria dos cofres públicos uma verdadeira indignidade. Um indivíduo, por exemplo, trabalha 30 anos para ter o direito a uma aposentadoria irrisória. Aí vem um marginal, arruaceiro de porta de fábrica, como o ex presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e passa uns dias numa cela especial, e ganha o direito a receber mais de dez salários mínimos de pensão vitalícia. É um escárnio que tem que ser acabado. Quem entrou na luta armada consciente do que fazia, seqüestrou, roubou bancos e quartéis, matou, justiçou e praticou atos terroristas em aeroporto e guarita de quartel, não deveria receber indenização nenhuma. Mas recebem e são tratados como heróis nacionais. Assassinaram brutalmente um tenente da Força Pública de São Paulo, explodiram um carro bomba e mataram um soldado do Exército, mataram diversas pessoas no aeroporto de Recife. Contabilizam-se 119 vítimas militares e civis que caíram nessa luta desigual. Os privilegiados recebem indenizações e pensões milionárias, transformando-se em novos ricos.
Agora eu pergunto: para que estudar anos, seguir uma carreira militar sacrificada, para ganhar salários aviltantes, enquanto uns bandidos se locupletam do erário, ganhando o nosso dinheiro que contribuímos para o estado com muito trabalho e sacrifício? Está errado! Está na hora de se fazer uma nova revolução. Uma revolução pelos costumes, pela moral e pela ética no trato da coisa pública!
José Geraldo Pimentel
Cap Ref EB
Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2011.

Matéria publicada pelo site www.averdadesufocada.com em 19/10/2011
19/10 - Carta aberta do marinheiro Anselmo
19 de outubro de 2011
Carta aberta do Marinheiro Anselmo à Presidenta da Nação Brasileira, pelo direito à identidade e à anistia
Exma. Sra. Dilma Rousseff.
Infelizmente, não tive espaço democrático o suficiente em uma emissora pública, no programa Roda Viva, da TV Cultura, para situar as reflexões derivadas da minha experiência pessoal e da leitura tardia de documentos – história, filosofia, religiões e outros campos de conhecimento, que V. Exa. deve conhecer muito mais que pessoas como eu, situadas no espaço dos comuns.
19/10 - PCdoB domina Min do Esporte
19 de outubro de 2011
 ONGs ligadas ao partido entre as beneficiárias
Por João Sorima - O Globo - 19/10/2011  
SÃO PAULO. Em apenas dois convênios do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, duas ONGs que têm dirigentes ligados ao PCdoB, partido do ministro Orlando Silva, receberam R$25,5 milhões, entre 2006 e 2011. O levantamento foi feito pelo site Contas Abertas.(...)
19/10 - Síndrome do carro preto
19 de outubro de 2011
Por  Carlos Tavares - Correio Braziliense - 19/10/2011
Corrupção — assim como maldade, cinismo... — sempre existirá. Está no sangue e na história da humanidade. O que pode um dia acontecer é ela ser reduzida, com leis que castiguem os autores. Punição talvez seja o que falta no Brasil e em outros países mal posicionados na escala de medição desse mal, que vai de zero a 10. Temos nota 3,7 desde 2009. (...)
19/10 - Onde começa a fraude
19 de outubro de 2011
Editorial - O Estado de S. Paulo - 19/10/2011
O ministro do Esporte, Orlando Silva, do PC do B, atribuiu ao seu antecessor e ex-correligionário Agnelo Queiroz, que se filiou ao PT e se elegeu governador do Distrito Federal, a responsabilidade pela escolha de duas organizações não governamentais (ONGs) criadas pelo PM João Dias Ferreira para executar, mediante convênio, projetos no âmbito do programa Segundo Tempo, destinado a proporcionar a prática de esportes a crianças e jovens carentes.(...)
19/10 - "Expropriação" de nossos impostos
19 de outubro de 2011
 Que abandonaram a história que nada...
Qual o espanto com essas atitudes e essa corrupção? Isso nada mais é do que  eles e outras organizações faziam na luta armada. Para eles, era apenas EXPROPRIAÇÂO.
E por que o espanto só com o PCdoB? Tem tantos outros militantes de outros partidos, que usaram como bandeira a ÉTICA e que estão envolvidos com "expropriações".
Dizem que se preocupam com os  pobres, mas desviam dinheiro da saúde, dos transportes, da educação, no turismo e  na segurança ! ( Obs do site:  www.averdadesufocada.com )
Da guerrilha ao poder e a suspeitas de corrupção
O mais ideológico dos partidos no passado, PCdoB teria abandonado a própria história, dizem especialistas
Maria Lima - Luiza Damé - O Globo - 19/10/2011
BRASILIA. Que partido é esse, que fez história na Guerrilha do Araguaia e agora surge como parceiro dos ruralistas na elaboração do Código Florestal e está envolvido em denúncias de corrupção, em pelo menos, dois setores do governo: Ministério do Esporte e Agência Nacional de Petróleo (ANP)?(...)
18/09 - Militares, não !
18 de outubro de 2011
Senadores querem proibição de militares na Comissão da Verdade
Por Nádia Guerlenda -  de Brasília - Folha.Com
Durante audiência pública na manhã desta terça-feira (18) no Senado, um grupo de parlamentares aprovou propostas de alteração do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade --ele aguarda votação na Casa após aprovação na Câmara. Entre as propostas, está a de "extinguir a necessidade de manutenção de sigilo dos documentos e informações" apreciados pelo grupo e a proibição de militares e de ocupantes de cargos comissionados durante a ditadura integrarem a comissão.(...)
O primeiro gol de LUÍS FABIANO na volta ao SÃO PAULO merecia público maior no MORUMBI, mas recompensou os 7.910 pagantes que viram uma exibição apática do time na vitória por 1 a 0 sobre o LIBERTAD, no jogo de ida das oitavas de final da COPA SUL-AMERICANA. Após levar 45 mil à sua apresentação, no fim de março, e 64 mil em sua estréia (derrota por 2 a 1 para o FLAMENGO), FABULOSO brilhou em palco vazio, retrato do momento vivido pelo time. O gol encerrou o jejum de quatro jogos do atacante e seis da equipe.  

Familiares encontraram hoje o corpo de JEFERSON HENRIQUE DE SOUZA CARDOSO, de 18 anos, que desapareceu após ser arrastado por uma enxurrada, no sábado, dia 15, em ITAÍ, no interior paulista. O corpo estava na margem do RIBEIRÃO DOS CARRAPATOS, em um trecho próximo da Represa de JURUMIRIM, na zona rural do município. O pai e irmãos de CARDOSO, que auxiliavam o Corpo de Bombeiros nas buscas, retiraram o corpo do rio e chamaram a polícia. O rapaz foi enterrado no final da tarde.

Morreu hoje de madrugada ARIEL ADÃO COSTA BOLFARINI, de 16 anos, um dos jovens que caíram sábado, dia 15, de uma altura de 5 metros, depois que a cabine onde estavam se desprendeu do equipamento. FABRÍCIO está internado em estado grave. O parque, que não tinha alvará de funcionamento, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.

Morreu às 12:15 horas a quarta vítima da explosão do restaurante FILÉ CARIOCA, no centro do RIO, na quinta-feira, dia 13. JOSÉ ROBERTO DA SILVA FARIAS, de 28 anos, trabalhava como auxiliar de cozinha do restaurante e sofreu traumatismo craniano no momento do acidente. Ele estava internado no CTI do Hospital Municipal SOUZA AGUIAR, no centro. Outras duas vítimas continuam internadas em estado grave com fraturas e traumatismos: a garçonete DANIELE CRISTINA PEREIRA, de 18 anos, também no SOUZA AGUIAR, e EGÍDIO DA COSTA NETO, de 46 anos, no Hospital Municipal MIGUEL COUTO, na zona sul. Na hora da explosão morreram o chefe de cozinha do FILÉ CARIOCA, SEVERINO ANTÔNIO, o sushiman do restaurante, JOSIMAR DOS SANTOS BARROS, e o bancário MATHEUS MAIA MACEDO DE ANDRADE, de 19 anos. ANDRADE passava pelo local na hora da explosão. Outras 17 pessoas ficaram feridas. A última vítima a ter alta do hospital foi JORGE LUIZ DE SOUZA, de 46 anos, irmão do dono do FILÉ CARIOCA. Ele trabalhava como gerente do restaurante e deixou o SOUZA AGUIAR ontem.

O traficante ALEXANDER MENDES DA SILVA, de 37 anos, conhecido como POLEGAR, foi preso hoje pela polícia do PARAGUAI na cidade de PEDRO JUAN CABALLERO. Considerado líder do tráfico de drogas na MANGUEIRA, zona norte do RIO, e um dos chefes da facção criminosa COMANDO VERMELHO, POLEGAR era um dos quatro traficantes mais procurados pela polícia no RIO, ao lado de criminosos conhecidos como FB, MATEMÁTICO e PEZÃO. Condenado a 16 anos de prisão por tráfico, ele estava foragido desde 14 de setembro de 2009, quando deixou a Casa do Albergado CRISPIM VENTINO, em BENFICA, após conseguir autorização para cumprir pena em regime semiaberto. POLEGAR estava preso desde 3 de janeiro de 2002. Abordado pela polícia paraguaia, POLEGAR apresentou um documento de identidade falso em nome de JOSÉ TARGINO DA SILVA. Ao consultar a polícia brasileira, paraguaios descobriram que havia um mandado de prisão contra SILVA. Ele foi levado à delegacia e então identificado com o nome verdadeiro. POLEGAR será trazido ao BRASIL e deve ficar em um presídio federal.

A secretária de Estado dos ESTADO UNIDOS, HILLARY CLINTON, desembarcou hoje na LÍBIA com uma oferta de 11 milhões de dólares em ajuda para o Conselho Nacional de Transição, no poder desde a tomada de TRÍPOLI, em agosto, e reconheceu publicamente que a CASA BRANCA gostaria de ver o ex-ditador MUAMAR KADAFI morto. “Esperamos que ele seja logo capturado ou morto para que vocês não tenham mais o que temer”, afirmou HILLARY. Foi a primeira vez que um funcionário do governo americano admitiu que os EUA esperam a morte do ditador foragido. Até então, as declarações falavam em “trazer KADAFI à Justiça”. Mais tarde, em um encontro com líderes do CNT, HILLARY disse que o objetivo mais importante dos EUA agora é “garantir que KADAFI e seu regime sejam impedidos de perturbar a nova LÍBIA”.

Um carro-bomba explodiu hoje em MOGADÍSCIO nas proximidades do Ministério das Relações Exteriores da SOMÁLIA, deixando pelo menos 5 mortos e 9 feridos. No momento da explosão estavam no prédio da chancelaria o ministro da Defesa do QUÊNIA, YUSUF HAJI, e o chanceler MOSES WETANGULA, que se reuniam. O atentado ocorreu depois que rebeldes ameaçaram NAIROBI com uma retaliação por causa de uma incursão militar queniana na SOMÁLIA.       

2 012     :       -     SEXTA-FEIRA
Por volta das 6 horas estou chegando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC para uma viagem até SÃO JOÃO DA BOA VISTA. AMADO RÚBIO chega comigo e, logo em seguida, o SUBTENENTE PM DELFINO e o PM DOMINGOS, motorista de uma viatura do 24º BPMI, também tocam a campainha da Sociedade. Iniciamos uma viagem tranqüila até SÃO JOÃO DA BOA VISTA a fim de participar de uma solenidade naquele batalhão do interior. Somos recepcionados pelo Comandante TENENTE-CORONEL PM RICARDO SILZ e seus oficiais. Pontualmente, às horas, começa a solenidade de entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Noto a presença da banda de música do 29º Batalhão de Polícia Militar, que abrilhanta o evento desta manhã. O TENENTE-CORONEL PM DIOVANY RIBEIRO DA SILVA, comandante dessa Unidade de MINAS GERAIS, está presente e conversa muito comigo sobre o movimento constitucionalista de 1932 e a participação de MINAS nesse episódio sangrento que causou centenas de mortes de ambas as partes.
O TENENTE-CORONEL PM RICARDO lê o boletim alusivo ao ato:
DISCURSO DO TENENTE-CORONEL PM RICARDO, COMANDANTE DO 24º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR – 24º BPMI
Senhoras e senhores, convidados e homenageados, bom dia!
É, mais uma vez, grata satisfação realizar solenidade que tem por finalidade reconhecer e homenagear valorosos Policiais Militares, integrantes deste 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
A missão policial militar é uma das que reconhecemos como precípuas para existência de paz social, sendo imensurável o valor do bom profissional, que se dedica diuturnamente, com amor e zelo ao trabalho de bem servir à comunidade.
Nos dias atuais, vivemos momentos de tristeza, em que vemos quedar muitos de nossos irmãos de farda, que viram suas vidas tiradas covardemente, pelo simples fato de terem escolhido exercer o papel de verdadeiros heróis, defendendo a justiça, a integridade física e a dignidade da pessoa humana. Seu único “crime”, pelo qual pagam pena tão cruel, foi o de ser Policial Militar.
Ciente dessa realidade, gostaria de dizer a todos os militares aqui presentes, que jamais esmoreçam e jamais se intimidem ao realizar seu justo e digníssimo trabalho, pois, dentre tantas outras tarefas públicas, pelas quais o Estado busca manter a ordem, é certo que somos imprescindíveis, para que possa o cidadão sair às ruas e gozar de liberdade e sensação de tranquilidade.
Nossa farda é legítima representante dessa busca da garantia de paz, pois leva o resgate do sossego ao necessitado, leva a confiança ao desamparado e deve sempre trazer a nós mesmos o orgulho de ostentá-la.
Gostaria de rogar aos nossos convidados que sempre vejam no profissional de Polícia Militar o desejo primário de bem servir, pois para escolher esta árdua, porém honrada profissão, jurou proteger a todos, ainda que com o sacrifício da própria vida e, muito embora não seja notícia comumente explorada a fundo, são inúmeros os casos em que tal compromisso se consolida, realmente à custa do sacrifício da vida de homens e mulheres, verdadeiros protetores da sociedade.
Nesta manhã, com a outorga da Medalha Governador Pedro de Toledo, homenageamos 24 (vinte e quatro) dos nossos profissionais, que certamente muito bem representam a todos os integrantes de nossa Unidade, os quais hoje se espalham pelos 16 (dezesseis) municípios de nossa abrangência, visto que cada um deles exerce ou exerceu atos meritórios de nosso reconhecimento e gratidão, enquanto integrantes da sociedade paulista.
A medalha Governador Pedro de Toledo foi criada em 1972, e instituída pela Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. tendo por objetivo homenagear personalidades nacionais e estrangeiras por seus méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao povo paulista.
Não há mais justa e coerente homenagem que esta, aos nossos militares, pois com a entrega da medalha, buscamos prestigiar os méritos do incessante serviço realizado por cada um desses profissionais. Ao ostentá-la em nosso peito, sintamo-nos não só honrado, mas principalmente inspirados a buscar fazer cada vez mais e melhor. Seguindo o exemplo dos jovens Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, de Pedro de Toledo e de todos os heróis imortalizados por defenderem seu povo, em tantas lutas que nos trouxeram as conquistas das quais hoje podemos nos orgulhar, mantenham sempre a certeza de que nenhum ato de bem, de amparo e amor ao seu próximo será em vão, pois uma única vida que tocamos ou salvamos, graças ao bem servir, vale toda uma eternidade de sacrifício.
Parabéns a cada um dos homenageados de hoje. Parabéns a toda esta Unidade de Polícia Militar do Estado de São Paulo, que há 33 (trinta e três) anos se orgulha de ter como seu principal compromisso a segurança da população.
Que Deus os ilumine sempre!
Relação dos oficiais e praças que recebem a medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”:
Ten Cel PM Ricardo SILZ;
Maj PM José Oswaldo Carvalho do NASCIMENTO;
Cap PM Carlos Eduardo dos Santos MONTEIRO;
Cap PM Alexandre Luiz BERGAMASCO Pedro;
Cap PM IVAN CARLOS de Souza;
Cap PM JOSIANI Gonçalves da Silva Costa;
1º Ten PM RODRIGO de Oliveira Carneiro;
1º Ten PM Jamilson Rogério GERONIMO;
1º Ten PM Rafael RICHARD Rossetto;
1º Ten PM Carlos Roberto NEGRINI;
2º Ten PM ROSANGELA Dias Moll;
1º Sgt PM Marcos Antonio BARBOSA;
2º Sgt PM REINALDO Justino da Silva;
3º Sgt PM Reinaldo FRANCIS Mistura;
Cb PM João Francisco ZACARELI;
Cb PM LAÉRCIO Inácio Anacleto;
Cb PM Waldomiro PEREIRA Filho;
Cb PM ENILDE Maria Rodrigues dos Santos;
Sd PM MARCOS César Moreira;
Sd PM Jaime ZANI;
Sd PM Ana Cristina Menato;
Sd PM ROSEMARA Negreiros Pereira;
Sd PM REURIS Zaneti Marcondes; e
Sd PM Claudinei GOMES.
Após o encerramento da solenidade e conversas com os convidados, solicito ao TENENTE-CORONEL PM RICARDO que possibilite a vinda da presidente do Núcleo “MARIA SQUASSÁBIA”, dona NEUSA MENEZES, a fim de ser condecorada com o COLAR DA VITÓRRA. Ela está relacionada para receber essa honraria em 11 de dezembro, no ALMOÇO DA VITÓRIA, na AOMESP, juntamente com os demais presidentes dos núcleos de correspondência do interior. No entanto, com a minha ida até SÃO JOÃO DA BOA VISTA achei por bem já condecorar a presidente do núcleo criado nesse município. Dona NEUSA comparece, acompanhada de um netinho, e se procede a entrega do COLAR DA VITÓRIA.
Almoçamos com o Comandante RICARDO e seus oficiais e, somente por volta das 13 horas é que deixamos o quartel do 24º BPMI, regressando a SÃO PAULO. Temos um problema no centro de SÃO PAULO, na altura da Rua MARIA PAULA. Trata-se de um movimento dos estudantes da Faculdade de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO, que interditam as ruas adjacentes em passeata. Também um atropelamento na PRAÇA JOÃO MENDES vai piorar mais ainda a situação no trânsito.
AMADO RÚBIO despede-se de nós e fico no MMDC. MARINEI está colhendo a assinatura do CAPITÃO PM ANÍSIO em diplomas de medalhas que serão entregues amanhã na solenidade da COFAM, no Monumento Mausoléu.
Recebo algumas visitas por volta das 17 horas e, logo depois, de metrô, vou até a estação da LUZ para fazer baldeação para a LINHA AMARELA – BUTANTÃ. Inicio minha ida à CASA DA FAZENDA, no MORUMBI.
Chego nesse local bem antes do início de um evento proporcionado pela ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA, Entidade registrada como Personalidade Jurídica, de acordo com o Decreto Federal nº 4857, cujo Diretor Secretário Geral é o PROFESSOR MICHEL CHELALA.
Não conhecia o POLO CULTURAL CASA DA FAZENDA DO MORUMBI. Aproveito o tempo para percorrer as dependências dessa enorme fazenda, cujo Presidente do Conselho é o Professor Doutor PAULO OLIVER.
Personalidades ilustres da elite paulistana lá comparecem para receber medalhas outorgadas nesta noite. Vou receber o MÉRITO HISTÓRICO E CULTURAL EM HOMENAGEM AOS 190 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DOM PEDRO I.
Diz o diploma: primeiro Chefe de Estado do BRASIL, sob o título de S.M.I. DOM PEDRO I nasceu em 12 de outubro de 1798 e faleceu em 24 de setembro de 1834, com 36 anos, no mesmo quarto no palácio de QUELUZ em PORTUGAL. Em 7 de setembro de 1822, junto ao Riacho do IPIRANGA, em SÃO PAULO, arrancando do chapéu o laço azul e branco, decretado pela Cortes, como símbolo na nação portuguesa, atirou-o a chão, dizendo: “LAÇO FORA, SOLDADOS! VIVA A INDEPENDÊNCIA, A LIBERDADE, A SEPARAÇÃO DO BRASIL. PELO MEU SANGUE, PELA MINHA HONRA, PELO MEU DEUS, JURO FAZER A LIBERDADE DO BRASIL.”
É uma noite memorável. Está também presente o 2º TENENTE PM JOSÉ FILHO, do Núcleo “MMDC-LESTE”. Há um certo tempo atrás houve uma aproximação do núcleo com a Casa da Fazenda, à revelia da direção da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, criando certo mal estar. Era a história do filho que se julga dono do nariz e não quer mais saber do pai. Com a indicação de meu nome à Academia os dirigentes do Núcleo MMDC-LESTE tentam consertar o erro passado. Essa reunião social vai terminar depois das 23 horas. O meu retorno a GUARULHOS seria complicadíssimo caso o nosso associado MILTON LUIZ BASILE não se comprometesse, gentilmente, a me transportar até minha casa. Converso muito com esse nosso amigo no transcurso para GUARULHOS. Sempre é salutar trocas idéias com pessoas que têm conosco certa afinidade. BASILE gosta dos princípios defendidos pelo MMDC e muita coisa que ele conta pode até ser aproveitada na direção atual do MMDC que está tomando novos rumos presentemente.  

Nada de comícios, baladas ou eventos. Nesta noite o País inteiro parou para ver o último capítulo da novela AVENIDA BRASIL. Na PAULISTA, que nos últimos oito meses perdeu seu posto de avenida mais famosa do BRASIL, poucas pessoas circulavam durante a exibição da novela. Para não perder os clientes, bares e baladas tiveram de se adaptar para exibirem o folhetim. Muitos ainda foram além e organizaram bolões e sorteios. Foi o caso do EXQUISITO!, bar que fica na Rua BELA CINTRA e que sorteou um jantar e um kit “vingança” entre os clientes que acertaram quem matou o MAX. Composto por um livro que lista formas de vingança, um boneco de vodoo e uma torta de limão, o kit foi, segundo a sócia do bar, ANDRÉA NATHAN, uma forma de brincar com o que motivou NINA durante toda a trama. AVENIDA BRASIL é responsável pelas maiores audiências do ano na TV na GRANDE SÃO PAULO, tendo batido a final da LIBERTADORES com o CORINTHIANS, que chegou a 47 pontos. A novela foi aos 49 da média em pelo menos duas ocasiões. A primeira delas foi no dia 8 passado, quando CARMINHA (ADRIANA ESTEVES) foi expulsa da mansão de TUFÃO (MURILO BENÍCIO). Os 45 pontos voltaram a ser registrados no dia 15, quando NILO (JOSÉ DE ABREU) saiu de cena, vítima de uma overdose promovida por SANTIAGO (JUCA DE OLIVEIRA). O capítulo de hoje ainda teria sua audiência mensurada, mas já se sabe que a novela empatou com FINA ESTAMPA, sua antecessora, na média total dos capítulos.
O fruto não cai longe da árvore. Se o autor JOAO EMANUEL CARNEIRO passou 178 capítulos flertando com o ritmo de seriado, ao criar situações com início, meio e quase fim em cada episódio, o 179º capítulo não deixou dúvidas de que “AVENIDA BRASIL” é obra feita do mais clássico folhetim. Vilã que assegurou uma vaga na galeria das maiores malvadas do gênero, CARMINHA teve um surto de justiça e redenção, como pediria qualquer último capítulo de novela. “Gente como a gente tem que pagar pelo que fez”, disse a megera arrependida ao pai, SANTIAGO. CARMEM LÚCIA então salvou a ex-enteada, NINA (DÉBORA FALABELLA), encerrando o duelo traçado ao longo de oito meses, e admitiu a TUFÃO (MURILO BENÍCIO) que o amou, a seu modo. E dá-lhe solo de violino, casamento e gravidez, tudo cena de último capítulo. CARMEM LÚCIA,que por várias ocasiões jurou que não desistiria nunca, colocou-se à disposição das algemas e confessou a autoria do assassinato de MAX (MARCELLO NOVAES). A revelação de que o pai de CARMINHA era o monstro maior, até então oculto aos olhos do expectador,d eu uma pitada mexicana à AVENIDA BRASIL, mas não lhe tira os méritos que fazem do título uma referência para a inovação do gênero. No lugar dos inverossímeis jograis que antes exigiam que cada ator esperasse a sua vez de falar, a novela aproximou a sala de estar da ficção da sala de estar da vida real. Todos falam ao mesmo tempo e, mesmo assim, são compreendidos pelo espectador. O subúrbio não só ganhou protagonismo, como relegou a zona sul carioca ao posto de chacota. Embora muito se diga que o sucesso da novela está na identificação do DIVINO com a nova classe C, foi no segmento AB que “AVENIDA BRASIL” levou pequena vantagem sobre a antecessora “FINA ESTAMPA”. A fatia de Classe C no IBOPE foi a mesma, da BARRA DA TIJUCA de TEREZA CRISTINA ao DIVINO da vez.

O PM OSVALDO PIEDADE, do Corpo de Bombeiros, de 44 anos, morreu nesta madrugada no Hospital SANTA MARCELINA, depois de receber três tiros de criminosos, na noite de ontem. Foi a segunda morte de policial militar desde ontem. PIEDADE estava aposentado e foi assassinado na porta de casa, às 19:30 horas, no bairro de ARTUR ALVIM, na zona leste da capital. Ele foi atacado por ocupantes de um GOL prata. Os autores do homicídio continuavam foragidos até esta noite. Os tiros atingiram o soldado na barriga, na virilha e numa das pernas. Ele ainda foi atropelado pelos criminosos, que passaram por cima de suas pernas. A PM informou também que o soldado estava afastado havia 10 anos da corporação por problemas psiquiátricos e que, em razão do tempo de afastamento superior a dois anos, ganhou direito à aposentadoria. Ainda ontem à noite, às 23 horas, o SARGENTO LUIZ ANTONIO DE SOUZA, da 2ª Companhia do 13º BPMM, foi morto em um bar no número 22 da Avenida 9 de julho. Dois homens desceram de um TUCSON e efetuaram vários disparos. Além do PM, outro cliente do local foi baleado, na coxa, mas não corre risco de vida. O militar chegou a ser socorrido, mas morreu antes de chegar ao hospital. O caso foi registrado no 77º DP. Segundo o CORONEL PM MARCOS CHAVES, do Comando de Policiamento da Capital, a morte dos soldados não muda o planejamento da PM. “Estamos passando instruções recomendando atenção e o que fazer em casos suspeitos”, disse. O deputado MAJOR PM OLÍMPIO afirmou estranhar a falta de reação por parte do Governo do Estado. “Não vi nenhum preso ser transferido. O Regime Disciplinar Diferenciado é o único presídio no Estado com vagas sobrando. Há 60 vagas e 23 presos”.
A principal aposta da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM para coibir execuções na tropa é o MOVIMENTO REAJA SÃO PAULO, lançado no dia 15 na Assembléia Legislativa. De autoria do deputado OLÍMPIO GOMES, a medida pretende tornar hediondos crimes contra agentes da lei por aumentar as penas. Pelo texto do projeto, além de policiais, são considerados agentes da lei os guardas municipais, bombeiros, defensores públicos, membros do Ministério Público, juízes e servidores do judiciário, agentes e guardas prisionais. Para que a idéia dê certo serão necessárias mais de 1 milhão de assinaturas que vão ser direcionadas ao Congresso Nacional. “Estamos divulgando em todas 20 regionais espalhadas no Estado”, contou o presidente da Associação, o SARGENTO ÂNGELO CRISCOULO. Segundo ele, os policiais ainda estão sendo orientados durante reuniões a tomar cuidado ao entrar e sair de casa. O comando da PM informou hoje que apóia o movimento. Todos os batalhões de SÃO PAULO estão recebendo desde o mês passado folhetos com alertas de risco, até mesmo os PMs que fazem bico estão sendo alertados dos riscos.       

A explosão de um carro-bomba em um bairro cristão de BEIRUTE matou hoje oito pessoas, entre elas WISSAM AL-HASSAN, chefe do serviço de inteligência do LÍBANO, que teve papel importante nas investigações que implicaram o governo da SÍRIA e do HEZBOLLAH no assassinato do ex-premiê libanês RAFIC HARIRI, há sete anos. AL-HASSAN era aliado próximo de HARIRI, morto num ataque semelhantes no centro de BEIRUTE, em 2005. Recentemente, ele revelou os planos de um atentado que levou à prisão de MICHEL SAMAHA, ex-ministro pró SÍRIA. O ataque de hoje ocorreu na hora do rush, quando muitos pais pegavam os filhos na escola, e provocou uma coluna de fumaça negra no céu. O carro-bomba atravessou a rua onde fica o escritório do partido anti-SÍRIA FALANGE CRISTÃ, perto da Praça SASSINE, em ASHRAFIYEH, área de maioria cristã e um dos bairros mais charmosos da capital libanesa. Vários carros e prédios foram destruídos. Segundo autoridades de defesa civil, cerca de 80 pessoas ficaram feridas. Logo após a explosão, moradores corriam em pânico procurando por parentes, enquanto outros ajudavam a carregar feridos para ambulâncias. O ex-premiê libanês SAAD HARIRI, filho de RAFIC e inimigo aberto de ASSAD, acusou o presidente sírio, BASHAR ASSAD, de orquestrar o ataque. O líder da FALANGE CRISTÃ, SAMI GEMAYEL, também adversário ferrenho de ASSAD e membro do Parlamento libanês, condenou o atentado. O primeiro-ministro libanês, NAJIB MIKATI, afirmou em comunicado, que seu governo descobrirá quem realizou o ataque e os criminosos serão punidos. Tanto a SÍRIA, quando o HEZBOLLAH, entretanto, negaram participação no atentado que matou AL-HASSAN. Hoje, em DAMASCO, o ministro de Informação da SÍRIA, OMRAN AL-ZOABIE, condenou o atentado. A perspectiva de que o conflito sírio se espalhe para o LÍBANO preocupa muitas autoridades locais e diplomatas estrangeiros.

A ativista paquistanesa MALALA YOUSUFZAI, de 15 anos, baleada na cabeça pelo TALEBAN no dia 9 de outubro por se manifestar pelo direito à educação para meninas, foi retirada do coma induzido e já consegue se levantar e escrever para se comunicar, informou o hospital onde ela está internada em BIRMINGHAM, na GRÃ-BRETANHA.

O ex-presidente do PERU, ALBERTO FUJIMORI, condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade, recorreu à pintura de um autorrestrato para fazer um apelo por sua libertação. Sua família pediu ao presidente OLLANTA HUMALA que solte FUJIMORI, de 74 anos. A pintura assinada por FUJIMORI traz um pedido de desculpas: “Perdão pelo que não fiz e pelo que não pude evitar”. Descendente de japoneses, FUJIMORE fugiu para o JAPÃO em 2000 em meio às denúncias contra seu governo. Ficou foragido até 2007, quando foi preso no CHILE e extraditado para o PERU.             

2 013    :      -    SÁBADO
Estou para sair de casa, por volta das 9:30 horas, a fim de visitar a FEIRA DE CIÊNCIA do Colégio Militar, na Avenida CRUZEIRO DO SUL, quando a KÁTYA também está levando o IAGO até a BARRA FUNDA, para um acampamento. Ela me dá uma “carona” até a estação TIETÊ do Metrô. Vou chegar bem antes do horário combinado com o CORONEL PM PERRENOUD, atual Diretor do Colégio Militar da PMESP. Encontro o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e sua senhora numa barraca montada quase na entrada do Colégio Militar, com a exposição de seus livros que estão à venda: CLARINADAS DA TABATINGUERA e . AMADO RÚBIO chega por volta das 10:45 horas. Percorremos toda a FEIRA DE CIÊNCIA, montada pelos alunos do Colégio Militar. Esse evento está ocorrendo, simultaneamente, nas dez Unidades do Colégio,
MAJOR PM BAIA, sua esposa e um dos filhos do casal também vêm visitar a FEIRA DE CIÊNCIA. Ele conversa comigo acerca de um almoço marcado para o dia 24, em SÃO CAETANO. A idéia é montar um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC naquele município. Isso é uma idéia antiga do CAPITÃO PM CASTROPIL, ainda quando ele era tenente. Passaram-se vários anos dessa tentativa que não deu certo. MAJOR PM BAIA está sugerindo que o Núcleo seja denominado “REGIÃO DO ABC”. 
Somos inquiridos por várias pessoas sobre o Movimento Constitucionalista e as horas passam rapidamente. Mas o CORONEL PM PERRENOUD não comparece até o horário das 12:15 horas, que é quando deixamos o Colégio.   

DOIS DOCUMENTOS VERDADEIROS
LEIAM E REPASSE, POR FAVOR
A VERDADE ESTA NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE!
REPASSANDO PARA QUE A VERDADE NÃO SEJA ESQUECIDA
A decisão do TSE, sob a presidência de LEVANDOWISKI, determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lula' . mas, esta truculência, sem dúvida, feriu o preceito constitucional da liberdade de imprensa. 'Não deixem de ler e reler o texto abaixo e passem adiante':
A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
(ARNALDO JABOR)
O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, 'explicáveis' até demais.
Quase toda a verdade já foi descoberta, quase todos os crimes provados, quase todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e quase nada acontece. Parte dos culpados estão catalogados, fichados, processados e condenados e quase nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe, tais são as manobras de procrastinação, movidas por um sem número de agentes da quadrilha. Isto é uma situação inédita na História  brasileira!!!!!!!
Nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente e desfigurada!!!!!! Os fatos reais mostram que, com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo, de cabo a rabo da máquina pública e desviou bilhões de dinheiro público para encher as contas bancárias dos quadrilheiros e dominar o Estado Brasileiro, tendo em vista se perpetuarem no poder, pelo menos, por 70 anos, como fizeram os outros comunas, com extinta UNIÃO  SOVIÉTICA!!!
Grande parte dos culpados, já são conhecidos, quase tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os  tapes, as provas irrefutáveis, mas os governos psicopatas de Lula e Dilma negam e ignoram tudo!!!!!
Questionado ou flagrado, o psicopata CHEFE, não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso, nem vergonha do que fez!!!!! Mente, compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir o poder. Estes governos são psicopatas!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior, é que a dupla Lula-Dilma, amparada em sua imagem de ‘povo', consegue transformar a Razão em vilã, as provas, em acusações 'falsas', a condição de Cúmplices e Comandantes, em 'vítimas'!!!!! E a população ignorante e alienada, engole tudo.. Como é possível isso? Simples: o Judiciário paralítico entoca a maioria dos crimes, na Fortaleza da lentidão e da impunidade, a exceção do STF, que, só daqui a seis meses, na melhor das hipóteses, serão concluídos os julgamentos iniciais da trupe, diz o STF. Parte dos delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem, com a ajuda sempre presente, dos TÓFFOLIS e dos LEVANDOWISKIS. (Some-se à estes dois: Barroso, Teori Zawaski e Rosa Weber. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização.
Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desses últimos dois governos. Sei que este, é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tinha de ser escrito... Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me: Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê? A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo. A cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos!!!!! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações. Nos últimos anos, tivemos um grande momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de  nossa política. Depois, surgiram dois grandes documentos históricos: o  relatório da CPI dos Correios e a Denúncia do Procurador-geral da república, enquadrando os 39 quadrilheiros do escândalo do MENSALÃO. Faltou o CHEFÃO. São verdades cristalinas, com sol a Pino. E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de 'gafe'. Lulo-Petistas clamam: 'Como é que o Procurador Geral, nomeado pelo Lula, tem o desplante de ser tão claro! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito e, como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT? Como pode ser tão fiel à letra da Constituição, o infiel Joaquim Barbosa? Como ousaram ser tão honestos?' Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de  exibicionista'. Quando apareceu aquela grana toda, no Maranhão, a família Sarney reagiu ofendida com a falta de 'finesse' do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo de Lula, foi criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política. Uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista, que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o Simplismo. Não deixe de repassar!! (É o mínimo que podemos fazer diante de tanta corrupção!)
O GRUPO GUARARAPES PERGUNTA: A DONA ROSEMARY EXISTE? O dedo do GIGANTE LEIAM E REPASSEM Não se sabe de onde, nem como, surgiu no cenário sócio - comuna nativo uma exacerbada preocupação com o direito “dos outros”. A preocupação com os “outros”, em especial os desvalidos,    miseráveis, doentes, é um sentimento mundial, não é de direita, muito menos de esquerda, embora a esquerda escandalosa se julgue no direito de, apenas ela, ter alguma preocupação com o gênero humano. Na sua insana obsessão, acoita bandidos de menor idade, os negros, os minoritários, os indígenas e doentes irreversíveis como se eles fossem tratados pelos demais brasileiros como a ultima roda da carroça. O mesmo pensamento esquizofrênico é transportado para os adeptos do mesmo sexo, masculino ou feminino. Para os quilombolas, os sem terra, os sem teto, etc. Graças ao seu discurso de que a direita está se lixando para os prejudicados, a piedosa esquerda chega ao desplante de esquecer - se das vitimas para louvar os criminosos. Se o facínora é menor de idade (“di menor”), a esquerda justiceira é propensa a arrumar alguma bolsa para premiar o jovem bandido. Na sua desesperada ânsia de postar - se ao lado dos direitos, mesmo ao lado dos mais desclassificados, elevou à mais alta apoteose a tese de que os outros têm deveres, mas os marginais e os criminosos, não.  De acordo com os radicais adeptos do comunismo nativo, a sociedade é culpada pelos crimes dos “outros”, daí a criação de uma esperta Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, para diariamente levantaras ações praticadas contra os pobres e incompreendidos criminosos. Este é mais um “filhote” da cruel dicotomia que o desgoverno tem patrocinado. O pobre bandido versus a sociedade maldita. Um nome surgiu, para trefegamente e sem despudor chefiar a aludida Secretaria, a Maria do Rosário, conhecida por vociferar contra as instituições militares, objetivando atingir os agentes da repressão e louvar os inocentes criminosos, inclusive os terroristas. As instituições militares relembram da placa que foi inaugurada na AMAN, graças às manobras da Secretária e à complacência das autoridades militares. Os mais inteligentes poderão elencar uma série infindável de ataques gratuitos e atitudes abomináveis da “prima dona”; citaremos apenas a revisão da Lei da Anistia, por julgarmos que a dama pode ser reconhecida pelos incansáveis dissabores que tem provocado e pelo seu sepulcral silêncio quando o criminoso trucida a sua vitima. Os nativos, em geral alienados, é provável que não conheçam a Secretaria, mas dizem que “pelo dedo se conhece o gigante”.
Circula na internet que a Secretária chorou pelo bandido que foi morto pelo policial em ação correta, mas tendo em vista a sua repercussão negativa, a Ministra declarou “o policial agiu dentro da lei”. Quem não a conhecia, agora pode afirmar que a conhece, pois pelo dedo choroso da gigante, se verdadeiro, pode avaliar quem é, e a dimensão da mirabolante Secretária.    
                    
Sim, viva o direito dos subversivos, dos terroristas, dos criminosos, dos bandidos, nobres seres humanos, que de acordo com aquela autoridade temos o dever de perdoar, gratificar e honrar.
Brasília, DF, 17 de outubro de 2013
Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira
LEIAM E REPASSEM
Os salvadores do mundo, da esquerda, prometeram PÃO –TERRA – PAZ e produziram as maiores hecatombe da humanidade. Na Rússia a fome matou 20 milhões russos, ucranianos etc? E os Gulags não se fala? Na China Mao com  a sua teoria de um salto a frente criou a maior catástrofe do século XX, matando 45 milhões de pessoas. Em CUBA foram mais de 20.000 levados ao paredon e o que falar daqueles que mataram em 1935, na luta armada de 1964 até 1975 e o que estão roubando atualmente. Aqui estão matando seus ex-amigos (SANTO ANDRÉ – CAMPINAS)
GRUPO GUARARAPES
Doc. 167 - 2013

Uma viatura da PM e dois carros da TV TEM, afiliada da REDE GLOBO, foram incendiados por mascarados, hoje, durante um protesto na Rodovia RAPOSO TAVARES, em SÃO ROQUE, região de SOROCABA. O ato ocorreu no acesso ao INSTITUTO ROYAL, invadido ontem por ativistas contrários ao uso de animais em pesquisas.
A Tropa de Choque da PM disparou tiros de bala de borracha e usou bombas de efeito moral para liberar a estrada, às 14 horas após quatro horas de protesto. Dois homens e duas mulheres foram detidos e devem responder por dano ao patrimônio. Seis pessoas ficaram feridas.
Cerca de 500 pessoas participaram da manifestação, que começou pacificamente. O intuito era impedir a entrada de novos animais no instituto. O trânsito foi desviado para a Rodovia CASTELLO BRANCO.
O confronto teve início quando os mascarados tentaram forçar a barreira policial em frente ao instituto. A Tropa de Choque usou gás de pimenta e lançou as bombas. Os vândalos, então, colocaram galhos na pista para impedir o tráfego de veículos e atacaram os carros da imprensa e da polícia.

O CORINTHIANS, enfim, encerrou o jejum de quatro partidas sem marcar gol e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Hoje, em ITU, o TIMÃO derrotou o CRICIÚMA graças ao tento do atacante ALEXANDRE PATO: 1 a 0. Ameaçado de demissão pela campanha ruim na competição, TITE pode respirar aliviado. Com a vitória, o TIMÃO subiu para a 11ª colocação e abriu oito pontos de vantagem para o próprio CRICIÚMA, primeiro time na zona de rebaixamento. O alívio só não foi completo por causa de CÁSSIO. Destaque do time nas últimas partidas, o goleiro sentiu lesão na coxa direita e foi substituído no primeiro tempo. A princípio, ele será desfalque na quarta-feira, pelas quartas de final da COPA DO BRASIL, contra o GRÊMIO.
Desde que NEYMAR deixou a VILA BELMIRO, o SANTOS sofre para fazer os seus golzinhos. Normalmente, as vitórias têm sido por placares magros. Hoje, porém, contra o NÁUTICO, na ARENA PERNAMBUCO, o PEIXE foi à forra. Goleou o lanterna do BRASILEIRÃO por 5 a 1 e ainda manteve vivo o sonho de chegar à LIBERTADORES de 2014. Com 43 pontos, a equipe alvinegra subiu para a sexta posição e diminuiu a distância em relação ao G-4. Agora, está a seis do BOTAFOGO, quarto colocado.

Matematicamente, a vaga na Primeira Divisão ainda não foi garantida. No entanto, a festa do acesso palmeirense já tem data e hora marcadas: no próximo sábado, dia 26, às 16:20 horas, contra o SÃO CAETANO, no PACAEMBU. Hoje, em BRAGANÇA PAULISTA, o VERDÃO derrotou o BRAGANTINO por 2 a 0 e chegou ao número mágico de 68 pontos. Nas contas do técnico GILSON KLEINA, o clube paulista atingiu a pontuação necessária para conquistar uma vaga na elite. Faltando sete rodadas para o término da Série B, a vantagem do PALMEIRAS para o quinto colocado é de 19 pontos.

Quatro ônibus foram incendiados e outros três depredados hoje pela manhã em MAUÁ, na GRANDE SÃO PAULO. A manifestação ocorreu por conta de mudanças realizadas pela prefeitura em relação ao transporte público da cidade – uma nova empresa entrou em operação e foi atacada. Três veículos foram incendiados no JARDIM GUAPITUBA e um no JARDIM ITAPARK, com prejuízo para a fiação elétrica. Outros foram atacados com pedras em diferentes locais. Não houve feridos e ninguém foi detido.
As depredações ocorreram em veículos da frota da empresa SUZAN TUR, em seu primeiro dia de atuação na cidade, em caráter emergencial. O sistema enfrentou problemas, mas depois voltou a funcionar, segundo garantiu a prefeitura em seu site.

Três criminosos invadiram a sede da Federação Paulista de Futebol, ontem à noite. Eles roubaram cinco computadores, dois celulares e um RENAULT CLIO prata. Um criminoso vestindo boné da federação, que normalmente é usado por árbitros, disse aos dois porteiros que pegaria um relatório. Os funcionários abriram o portão. O bandido, então, rendeu os dois com uma arma e os obrigou a abrir o portão de novo, para que dois outros criminosos entrassem. Os ladrões também renderam um terceiro porteiro. As vítimas tiveram seus pulsos imobilizados e ficaram fechados na guarita. As gavetas das salas da FPF foram reviradas. Não se sabe se houve furto de documento. O prédio tem circuito interno de câmeras de segurança – estas serão usadas pela polícia para tentar identificar os criminosos.

O SARGENTO PM JÚNIOR CONEJO DO PRADO, de 41 anos, foi assassinado às 21:30 horas de ontem, na Rua ELDORADO, JARDIM ITATINGA, em CAMPINAS. Ele levou um tiro nas costas. O atirador roubou sua moto HORNET.

O investigador ROBSON FRIGO, de 24 anos, assassinou a namorada JOANA VALENTE DA SILVA, de 36 anos, e se matou com um tiro na cabeça hoje, às 12:30 horas, no cruzamento das Ruas WILLIAN SPEARS e ARISTIDES VIADANA, na LAPA. Testemunhas ouvidas pela polícia disseram que o policial civil, lotado no 7º DP (LAPA), surgiu correndo atrás da mulher. Ele teria disparado pelo menos quatro vezes durante a perseguição.
Um dos disparos atingiu a moça, que caiu no asfalto, sem vida. O policial civil chegou perto da mulher, apontou a arma para a própria cabeça e se matou. A polícia apreendeu câmeras do circuito de segurança de imóveis da região e verificou que a narrativa das testemunhas era coerente. A pistola de calibre ponto 40 que pertencia ao policial foi apreendida pela polícia.

O presidente do Sindicato dos Eletricitários de SÃO PAULO, CARLOS ALBERTO DOS REIS, o CARLÃO, de 50 anos, foi executado ontem à noite, na região da LIBERDADE, no centro da cidade. A polícia ainda não sabe o motivo do crime.
CARLÃO estava dentro do Volkswagen POLO prata pertencente ao sindicato. Ele foi atingido por pelo menos sete tiros. A polícia não encontrou testemunhas do crime. Entretanto, já apurou que uma Igreja ASSEMBLÉIA DE DEUS, localizada bem perto do local do assassinato, dispõe de duas câmeras de circuito de segurança.
O crime ocorreu por volta das 20:30 horas na TRAVESSA RUGERO, esquina com a Rua DOUTOR LUND. De acordo com apuração inicial da polícia, o autor do assassinato se aproximou da vítima pelo lado esquerdo do veículo. O sindicalista estava sentado no banco do motorista. CARLÃO levou três tiros no braço e um no ombro esquerdos, dois no tronco e um na barriga. Havia estilhaços do vidro dianteiro do carro e também uma perfuração de bala na porta, no lado do passageiro.
Policiais militares ainda chegaram a levar a vítima ao Hospital do Servidor Público Municipal, onde morreu. Dentro do carro a polícia localizou dois celulares, um laptop, um bastão retrátil, dois pen-drives, um aparelho de GPS e uma bolsa de couro preta. O material foi apreendido e será analisado para a verificação de possíveis pistas sobre o crime. CARLÃO estava à frente do sindicato havia três anos. Ele era casado e tinha uma filha.

Foram soltos, no início da tarde, outros 30 manifestantes, todos maiores de idade, que estavam presos no Complexo Penitenciário de GERICINÓ, em BANGU, zona oeste do RIO DE JANEIRO. Com isso, subiu para 52 o total de manifestantes presos no tumulto após um protesto de professores na terça-feira que já deixaram a cadeia. Três já haviam ganho a liberdade na última quinta-feira e 19 foram soltos ontem, sexta-feira. Dos dez que ainda se encontram em BANGU, três já receberam alvará de soltura e aguardavam a liberação hoje. Outros sete permanecerão presos. Os 18 menores levados pela PM também na terça permanecem detidos até esta noite. Entre os beneficiados pela medida estão o professor e pesquisador da FIOCRUZ PAULO ROBERTO DE ABREU BRUNO e a produtora de cinema ELISA DE QUADROS PINTO SANZI, a SININHO.

O vice-presidente da República, MICHEL TEMER, lançou hoje o nome de PAULO SKAF, presidente da FIESP, como candidato do partido ao governo de SÃO PAULO. O anúncio foi feito na cidade de TATUÍ, no interior de SÃO PAULO, em um evento que reuniu cerca de 200 pessoas, entre deputados, prefeitos e vereadores. TEMER e SKAF foram os protagonistas de uma série de sete congressos regionais que o partido promovia desde junho para tornar o empresário conhecido no Estado. MICHEL TEMER, que também é presidente nacional do PMDB, cobrou a reunificação da legenda.

Um acidente de trem em BUENOS AIRES, capital da ARGENTINA, hoje pela manhã, deixou pelo menos 80 pessoas feridas. A composição não conseguiu parar e se chocou com a barreira de contenção, no fim da linha, parando o trem a três metros das roletas. O caso ocorreu na ESTAÇÃO ONCE, a mesma onde outro acidente provocou 52 mortes no ano passado. As causas do novo acidente ainda não estão claras.

O violino usado no naufrágio do TITANIC foi leiloado hoje, na casa HENRY ALDRIDGE & SON, na INGLATERRA, pelo valor de 1,5 milhão de dólares (cerca de 3,3 milhões de reais), quase o triplo do que era previsto. O instrumento foi tocado por WALLACE HARTLEY, diretor da orquestra do navio, enquanto a embarcação afundava em 1912. O violino foi achado dez dias depois da tragédia junto ao corpo do maestro.

Ao menos dez pessoas morreram hoje na queda de um pequeno avião que transportava paraquedistas na região de NAMUR, sul da BÉLGICA. O avião decolou do aeródromo de TEMPLOUX com dez paraquedistas e provavelmente um piloto a bordo e caiu 10 minutos mais tarde em um campo. Ainda segundo a autoridade, a aeronave caiu a 250 metros de uma área residencial de MARCHOVELETTE.    

2 014      :    -    DOMINGO
ALEXANDRE, sobrinho da LUCINDA, continua com o serviço de pintura das paredes do quintal de casa. Um pouco melhor da gripe, levanto tarde e disposto a trabalhar no computador, onde faço a atualização do dia 19 de outubro e recorto textos para colocar nos históricos do CORONEL PM VENTURA e da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (os históricos do MMDC estão divididos em três partes, dado o grande volume de assuntos colocados).

O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica no "DIA A DIA" uma reportagem de FERNANDO GRANATO - MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA COMÉRCIO ILEGAL DE ÓRGÃOS - Denúncia recebida incrimina serviço ligado à USP, que recebe mortos com causa desconhecida.
O Ministério Público Estadual investiga a suposta venda ilegal de órgãos humanos de pessoas consideradas indigentes pelo SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), da Universidade de São Paulo. O processo corre sob sigilo e é conduzido pelas promotorias que apuram o crime organizado, crime contra o patrimônio público e contra os direitos humanos.
O DIÁRIO apurou que os promotores receberam documentos do SVO que indicam uma suposta falta de controle sobre os órgãos humanos retirados dos cadáveres. Duas testemunhas que trabalham diretamente com o serviço foram ouvidas pelos promotores e alegaram ter presenciado a retirada e venda de órgãos de cadáveres não reclamado por parentes.
O SVO é um serviço médico que recebe cadáveres de quem morreu naturalmente, de causa desconhecida, para fazer autópsia. Corpos de pessoas que morreram de forma violenta vão para as unidades do IML (Instituto Médico Legal).
Investigação conduzida por promotores do Programa de Identificação e Localização de Desaparecidos, serviço ligado ao gabinete do procurador-geral de Justiça, concluiu que pelo menos três mil corpos de pessoas com documentos de identificação saíram nos últimos 15 anos das salas de autópsia do SVO direto para valas comuns. Isso porque o SVO se baseava numa portaria estadual, de 1993, que determinava o enterro como indigente de pessoas que não fossem reclamadas por familiares em 72 horas.
Cruzando dados do SVO com os da polícia, os promotores conseguiram, em um ano, localizar familiares de mais de 57 pessoas que haviam sido enterradas como indigentes em cemitérios como os de VILA FORMOSA, na zona leste, e DOM BOSCO, na Norte.
O Ministério Público prepara um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que o SVO se responsabilize pela localização de parentes de mortos identificados. Além disso, o MP trabalha na criação de um cadastro único com informações de óbito registradas pela PRODESP, a companhia de processamento de dados do governo.
Ali estarão disponíveis informações do IML, polícia, SVO e Secretaria de Saúde. Desde a intervenção do MP, o SVO adota outro procedimento: quando os corpos não são procurados, eles esperam dez dias antes de enterrá-los, além de mandar fotos do corpo para a polícia.

Recebo o seguinte e-mail do Juiz RICARDO MONTE SERRAT, presidente do Núcleo de RIBEIRÃO PRETO em formação.
Caríssimo Comandante e Presidente, Cel. Ventura,
Seguem cópias de minha ficha de inscrição assinada e preenchida, de cópia da carteira funcional em que constam os números do RG e do CPF, além de cópia da Resolução da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, com justificativa e carimbo de aprovação,  autorizando a instalação de Memorial no saguão de entrada de nossa Câmara Municipal, para preservar a memória do Movimento Constitucionalista e dos Herois de 32 originários desta cidade.
Como consta do texto da justificativa, estamos resgatando débito em relação aos integrantes do 3º Batalhão de Caçadores da Força Pública cujos nomes não constam de monumento existente, há muitas décadas, na praça central de nossa cidade. Quem me alertou para a falta desses nomes foi nosso estudioso Subtenente SUMELE, e logo saí a campo para tentar fazer justiça a esses bravos que foram esquecidos.
Tomei a iniciativa de propor essa homenagem ao Vereador Dr. CÍCERO GOMES DA SILVA , que firmou a proposta de Resolução e batalhou para que fosse logo aprovada.
No referido munumento (da praça central) os nomes faltantes NÃO podem ser simplesmente adicionados, eis que se trata de trabalho em pedra com os nomes gravados em baixo relêvo.
Aí está, meu prezado Comandante. O Núcleo ainda não nasceu mas já vai dando os seus primeiros frutos, Graças a Deus, inspirado pelo trabalho incansável de nosso Presidente, Cel. Ventura!
Sugiro condecoração para o Vereador DR. CÍCERO GOMES DA SILVA, a ser entregue na solenidade de inauguração do Núcleo de Ribeirão, se com essa ideia concordar o meu caro Presidente. O DR. CÍCERO é figura honrada desta cidade, a quem conheço há muitas décadas (foi meu aluno em faculdade de Direito local), sendo hoje, provavelmente, o Vereador deste país com mais tempo de legislatura contínua, cerca de 37 anos seguidos, e de extraordinário prestígio político, já tendo sido eleito por dez (10) vezes para presidir o Legislativo deste município.
Informo que já consegui a adesão do 9º Grupamento de Bombeiros local à Diretoria Executiva do Núcleo a ser inaugurado, por meio do Ten. Cel. Cássio, comandante daquela unidade, assim como da 5ª Circunscrição do Serviço Militar (órgão aqui sediado e que representa a 2ª Região Militar do Exército), após exposição que fiz ao seu Chefe, Ten. Cel. Flávio.
Assim agi depois de ler sobre a participação dos bombeiros na revolução de 32 e, quanto à representação local do Exército, por verificar que está prevista, no ato constitutivo da Sociedade MMDC, a participação nata, no Conselho, de representante da 2ª Região Militar, cujos valorosos soldados lutaram pela causa da Constituição ao lado dos integrantes da Força Pública e dos voluntários civis.
A conversa com o Cel. Malaspina foi muito frutífera e, juntos, resolvemos a questão da Vice-Presidência do Núcleo, que será confiada ao Subtenente Sumele, merecedor dessa honra por todos os títulos, parecendo, ao Cel. Malaspina e a mim, a pessoa mais indicada para a função sendo dos mais apaixonados pelo Movimento Constitucionalista.
O Cel. Malaspina é, de fato, um dínamo, e muito tem colaborado para o avanço de nossos esforços visando à consolidação do Núcleo.
Em breve pretendo enviar, para seu exame e eventual aprovação, os nomes da Diretoria Executiva que atuará no primeiro ano de existência da representação local da Sociedade.
Cordial e respeitoso abraço do
Ricardo Monte Serrat

O voto MAÉCIO.
Denomino "VOTO MAÉCIO" o do eleitor que reprova a corrupção lulo-petista e que integrou o plantel de votos dados a MARINA SILVA.
Em verdade, é um eleitor esclarecido. SUA conquista está condicionada à capacidade AÉCIO em confrontar a corrupção institucionalizada pelo petismo tendo por corolário política externa cubano-bolivariana, por ele  praticada cujo aval da candidata DILMA à reeleição é confesso, na plenitude, demonstrando que é ANTI-BRASILEIRA, logo flagrantemente contra o sofrido povo brasileiro. Evidentemente, a bagagem para manter essa tônica o Senador candidato a possui sobejamente.
Resta apenas a audácia de fazê-lo, afim de que o eleitor "MAÉCIO" defina seu voto.
A eleição está em SUAS mãos AÉCIO. Nós, seus eleitores, estamos certos que ELA repousa na verdade dos fatos, a serem elucidados...
Esclareça-os e venceremos !
Mariano Taglianetti / Cidadão Brasileiro / OAB 7471 - Estado do Paraná.

A VILA BELMIRO é a casa do SANTOS. É lá que o time dificilmente cai diante de seus adversários. Porém, nesta temporada, o time tem se mostrado muito à vontade também no PACAEMBU. Depois de massacrar o BOTAFOGO por 5 a 0, pela COPA DO BRASIL,  na última quinta-feira, o PEIXE voltou ao estádio hoje para vencer o clássico com o PALMEIRAS por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. O triunfo reforça a tese de que o Alvinegro praiano possui uma segunda casa, na capital. Foi a quinta vitória em sete jogos neste ano no PAULO MACHADO DE CARVALHO - conta também com um empate e uma derrota. Desta vez, como visitante, o PEIXE calou cerca de 30 mil palmeirenses com uma atuação quase impecável e voltou à sétima posição do nacional, agora com 45 pontos - a cinco do G4.
O clássico entre PALMEIRAS e SANTOS não foi quente apenas dentro de campo. Bem antes de a bola rolar, o bicho pegou no km 18 da Rodovia ANCHIETA, onde duas torcidas uniformizadas dos clubes se enfrentaram. Três palmeirenses ficaram feridos e um morreu atropelado. A confusão começou quando dois ônibus que saíram da BAIXADA com membros de uma uniformizada do PEIXE foram interceptados por uma facção palmeirense. Torcedores em motos e carros cercaram o veículo e começaram a atirar pedras. Outros estavam armados com enxadas, rojões e facas. Três torcedores do VERDÃO acabaram atropelados. Dois foram encaminhados para um hospital da região. LEONARDO DA MATA SANTOS, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. Após receber alta, o outro acabou sendo preso. Um dos envolvidos subiu no teto de um carro e foi baleado. Até mesmo o helicóptero ÁGUIA pousou no local para participar do resgate. A confusão ainda causou transtorno para quem saiu da BAIXADA e do ABC com direção à capital. A pista central ficou tomada por viaturas da polícia, que bloqueou o tráfego na via entre 12 e 14 horas.

O CORINTHIANS estava praticamente afogado na crise. Eliminado da COPA DO BRASIL, criticado pela torcida e tendo de enfrentar o forte INTER, em PORTO ALEGRE. Sem problemas. Mesmo com a cabeça quente, o TIMÃO venceu por 2 a 1 e subiu à tona para respirar no BRASILEIRO.
Líder do BRASILEIRO desde a sexta rodada, o CRUZEIRO estava em sua pior fase no ano. Vinha de duas derrotas seguidas na competição e outra pela COPA DO BRASIL. Hoje, DEDÉ deu um fim a essa zica. O zagueiro fez de cabeça no fim do jogo e garantiu o triunfo da RAPOSA sobre o VITÓRIA, em SALVADOR. O resultado deu uma gordura de sete pontos sobre o vice-líder SÃO PAULO: 59 A 52.
O domingo não foi dos melhores para os times do RIO. BOTAFOGO e FLAMENGO deixaram a desejar. O RUBRO-NEGRO começou bem fora de casa e abriu o placar contra o FURACÃO. EDUARDO DA SILVA fez o gol. Mas CLÉO mostrou que, na ARENA DA BAIXADA, o preto e vermelho dominante é do ATLÉTICO - PR. O atacante garantiu a virada: 2 a 1.
O BOTAFOGO foi melhor, mas não saiu da zona do rebaixamento. Jogando em VOLTA REDONDA, o ALVINEGRO levou um gol de DIEGO SOUZA, mas WALLYSON buscou o empate por 1 a 1 com o SPORT.
Ainda hoje, o FIGUEIRENSE fez 4 a 0 no CORITIBA, em FLORIANÓPOLIS.

O assassinato de um policial no sábado à noite levou o Comandante-Geral da Polícia Militar, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, a apelar por um freio na violência contra os profissionais. A morte do soldado é a nona neste ano - sete delas em confronto. "Não tem país no mundo onde morrem tantos policiais como este aqui", lamentou MEIRA, nesta tarde após o enterro de ÉDSON SANTOS DA SILVA, no Cemitério do ARAÇÁ, na zona oeste. O fato de ter sido atingido por um tiro na nuca durante uma ação no SACOMÃ, zona sul, causou ainda mais indignação ao comandante. "Demonstra a ousadia", concluiu. MEIRA explicou as circunstâncias da morte. "O soldado estava em um trio de policiais de moto. Era uma viela. Dois desembarcaram e foram ao encalço do suspeito, um permaneceu com as motocicletas como preconiza o procedimento. O soldado ÉDSON ficou cuidando das motos", afirmou. No entanto o boletim de ocorrência, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, afirma que os três policiais militares perseguiram o suspeito e foram alvos de três disparos na viela - um atingiu ÉDSON. o texto diz que houve troca de tiros.
Pai de três filhos, de 11, 6 e 5 anos, ÉDSON, de 30 anos, estava na Polícia Militar havia sete anos e era noivo. O irmão dele, CARLOS ALBERTO DA SILVA, 42 anos, contou que ser policial era o grande sonho de ÉDSON. "Antes de virar policial, ele entrou para o Exército. Essa era a sua paixão".

Mais um ônibus foi incendiado em SÃO PAULO na noite deste sábado. Desta vez o coletivo foi abordado por um grupo com cerca de dez pessoas na Estrada Turística do JARAGUÁ, no PARQUE SÃO DOMINGOS, na zona norte da capital. O desfecho desse ato de vandalismo foi bem mais trágico. O motorista do veículo teve parte do corpo atingido pelas chamas e precisou ser socorrido para um hospital. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem foi levado para o Hospital SÃO MATHEUS, na zona leste. Não há informações sobre o estado de saúde do motorista nem se ele permanece internado. O ataque teria sido motivado pela prisão de dois criminosos ainda no sábado, mas a Polícia Militar não confirmou a informação e também não apontou outros motivos. A ocorrência ficará a cargo do 46º Distrito Policial (PERUS).

Bandidos fizeram reféns 30 freiras - a maioria idosas - e funcionários do convento e Colégio PRECIOSISSIMO SANGUE, em MANAUS, nesta madrugada. A quadrilha conseguiu levar 13 mil reais. Dois criminosos morreram na troca de tiros com a PM quando o grupo pulava muro para fugir do local. Cinco foram presos. "Eles amarraram as cuidadoras das freiras em um quarto. Pegaram uma madre como refém e foram aos outros quartos para obrigar as demais a abrirem os cômodos onde teria dinheiro. Em seguida, eles trancaram todas as freiras em um quarto", disse o caseiro JOSÉ SOUSA RIBEIRO.

O PAPA PAULO 6º foi beatificado hoje no VATICANO, como parte da cerimônia que encerrou a 3ª Assembléia Geral Extraordinária do SINODO DOS BISPOS, cujo tema foi o papel da família. PAULO 6º foi o 13º pontífice beatificado pela Igreja Católica. O processo de beatificação, iniciado em 11 de maio de 1993, foi aprovado em 10 de maio pelo PAPA FRANCISCO, cinco dias depois de os cardeais e bispos da Congregação para a CAUSA DOS SANTOS considerarem válido um milagre atribuído a PAULO 6º.
No começo da década de 1990,a cura de um feto diagnosticado com graves problemas cerebrais na CALIFÓRNIA, ESTADOS UNIDOS, foi atribuída a PAULO 6º. À época, a mãe se recusou a abortar e a criança acabou nascendo saudável. Na sua intervenção, o PAPA FRANCISCO destacou PAULO 6º como um homem que conduziu a Igreja Católica com sabedoria e visão de futuro. "PAULO 6º, em um momento no qual estava surgindo uma sociedade secularizada e hostil, soube conduzir (a Igreja) com sabedoria e visão de futuro", ressaltou, durante a homilia da beatificação.
GIOVANNI MONTINI, que escolheu o nome de PAULO para mostrar a sua missão de propagação da mensagem de CRISTO, tornou-se papa em 21 de junho de 1963, tendo sido o primeiro líder da Igreja Católica a viajar pelos cinco continentes e o primeiro a conversar com o líder da Igreja Anglicana e com os dirigentes das diversas igrejas ortodoxas orientais. Ele morreu em 6 de agosto de 1978.
Na cerimônia de hoje, além de FRANCISCO, esteve presente o PAPA emérito BENTO 16º, que em dezembro do ano passado autorizou a avaliação da Congregação para a CAUSA DOS SANTOS em relação à "heroicidade das virtudes" do pontífice que o designou cardeal, no final dos anos 1970.

O PAPA FRANCISCO afirmou hoje, na missa de encerramento do SINODO DOS BISPOS, que o encontro foi uma "grande experiência" de união e recordou o papel da Igreja Católica de curar as feridas e dar esperança às pessoas. Os participantes do sínodo, segundo o PAPA, sentiram o "poder do Espírito Santo que guia a incessantemente renova a Igreja", que deve continuar a "cuidar das feridas abertas e a devolver a esperança a muitas pessoas que a perderam". O SÍNODO DOS BISPOS SOBRE A FAMÍLIA, convocado pelo PAPA FRANCISCO, aprovou no sábado um relatório final sem que tenha sido alcançado um acordo com relação aos casos de divórcio e dos homossexuais. O documento traz um inventário dos diversos problemas da família nos cinco continentes, como o acolhimento pela Igreja Católica dos casais em união de fato, homossexuais ou divorciados. O texto aprovado não apresenta, portanto, conclusões, mas representa um passo a frente face ao próximo sínodo, sobre o mesmo tema, previsto para outubro de 2015. Segundo o jornal italiano "LA REPUBBLICA", o PAPA emérito BENTO 16 rejeitou as pressões dos cardeais conservadores que pediram a ele que se posicionasse contra a política de abertura do PAPA FRANCISCO no sínodo. 

O artista PYOTR PAVLENSKY cortou parte da orelha hoje em um protesto em MOSCOU (RÚSSIA). Nu e sentado no muro de uma instituição psiquiátrica, PYOTR afirmou que sua performance foi uma forma de protestar contra o uso de psiquiatria forense com motivações políticas. Cortar o lóbulo da orelha, segundo o artista, demonstra como as autoridades podem cortar da sociedade um indivíduo indesejado por meio de diagnósticos médicos que o obriguem a ser colocado em um hospital penitenciário.

Uma pessoa morreu e outras 34 ficaram feridas depois que dois motéis pegaram fogo em SEUL (CORÉIA DO SUL) no sábado. O incêndio começou no estacionamento de um dos imóveis e se propagou com rapidez para o primeiro andar do estabelecimento se para outro motel próximo. Os motéis estavam com cerca de 90 hóspedes - 42 deles turistas chineses. Uma mulher de 43 anos não conseguiu escapar das chamas e morreu no quarto em que estava. Um bombeiro ficou ferido ao ser atingido na cabeça.