quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ACORDA MINAS GERAIS!!!!

Amigos, vamos acordar Minas Gerais para o segundo turno.
Comentário do Cel. José Gobbo Ferreira

Abs.

Aldo

Enviado do Email do Windows

De: José Gobbo Ferreira
Enviado: ‎quinta-feira‎, ‎9‎ de ‎outubro‎ de ‎2014 ‎17‎:‎06






Acorda Minas Gerais.
José Gobbo Ferreira
Outubro de 2014

O Estado das Minas Gerais mora no meu coração. Terra dos meus pais, ali vivi os mais encantadores dias de minha vida, na fazenda de meu avô materno, no Triângulo Mineiro. A menos de uma boneca de pano trapalhona e de um sábio sabugo falante, tínhamos tudo que substituísse o pessoal do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Pedrinhos e Narizinhos havia aos montes. Éramos mais ou menos uns quinze primos e primas. Tia Dande fazia as vezes de Dona Benta e Tia Nastácia. Havia vários Rabicós, mas nunca vi nem o Quindim nem o Saci. Talvez porque eu só ia lá durante as férias, e eles também tivessem direito às deles.
Assim, as férias de minha infância se passavam naquele ambiente quase mágico para um garoto de cidade grande.
Depois de formado, trabalhei em Juiz de Fora e Itajubá e rodei por todo o Estado. Um dia, meus pais voltaram para Minas e meus irmãos lá estão até hoje. Tenho Minas no DNA e no coração.
Hoje, vejo com profunda tristeza as gentes das Alterosas sucumbirem ao canto de sereias malfazejas e virarem as costas àquele que foi um dos melhores, senão o melhor Governador que já tiveram.
No primeiro turno os emissários de Cuba conseguiram iludir a maior parte dos eleitores mineiros. Uma mulher corrupta e dissimulada conseguiu ter mais votos no território das Alterosas do que o eterno Governador. Parece que a ingratidão contaminou o coração de parte dos eleitores de Minas.
Na eleição, de um lado estava o Governador que elevou Minas como nunca no conceito nacional. Que colocou a educação, a saúde e a segurança pública mineiras em primeiro lugar na comparação com os outros Estados e encheu de orgulho o vosso peito.
Do outro, a criatura que levou o País ao fundo do poço, com déficits em todas as contas do governo e trouxe de volta a inflação para nosso país.  Fez o Brasil parar de crescer e aumentou o desemprego, apesar de mantê-lo disfarçado pelos 55 milhões de pessoas recebendo bolsa família e fora da condição de desempregados. Juntamente com seus comparsas, elevou a corrupção a um nível inimaginável e juntos espoliaram as empresas estatais para a satisfação de seus objetivos políticos e pessoais. Só da Petrobras rapinaram cerca de 10 bilhões de Reais, segundo confessa o próprio operador dos desvios.
No primeiro turno tivemos essas duas personagens levadas ao julgamento dos eleitores de Minas. E para nosso total desencanto, a megera venceu. A voz da maioria dos eleitores deu ganho de causa ao lado escuro da força.
Se me fosse possível, daria um pulo a cada canto de Minas, convidaria seu povo para prosear um pouco e lhes mostraria a mentira, a peçonha e o perigo que se escondem por trás dos sorrisos traiçoeiros desses que lutam contra vosso Governador e contra o Brasil.
Como não tenho esse poder, lhes mando um recado: Acorda Minas Gerais!
Como esquecer vossas sólidas tradições de independência e de liberdade? Esses que agora profanam vosso solo são súditos do sanguinário rei de Cuba e querem transformar o Brasil em uma cópia daquela ilha maldita. Vocês querem cooperar com esses vendilhões da Pátria? Transformar nosso País em um inferno comunista? De que lado vocês estão? De Tiradentes ou de Silvério dos Reis?
Quando lutamos tempos atrás, era em vocês que pensávamos, pois a geração de vocês é a de nossos filhos, nossos netos. Hoje eu lhes peço, do fundo do coração, que pensem agora nos vossos filhos, nos vossos netos.
Que país vocês querem deixar para eles? Esse mar de lama, onde todas nossas instituições estão mergulhadas? Essa dilapidação do patrimônio nacional para encher os cofres do partido no poder e os bolsos de seus correligionários? Esse cinismo descarado, do “não sei de nada”, “não vi nada”, enquanto o dinheiro sujo está financiando suas campanhas eleitorais? Esse uso criminoso da máquina do Estado para esmagar dissidentes e adversários políticos, espalhar calúnias e corromper parlamentares, juízes e tudo mais que lhes for conveniente? Isso é democracia? Isso é republicano?
Um doce mineiro de Pedro Leopoldo disse que “ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e construir um novo fim”.
O segundo turno é um recomeço. Por ocasião dele, reneguem o erro do primeiro e façam de vosso Governador o Presidente de nossa República para que, lá no Planalto, naquela cidade que outro filho de Minas fez construir, ele possa repetir, com juros e correção, o magnífico governo que realizou no nosso querido rincão.
No anexo está um vídeo em que ele aparece com sua família, no cenário de São João Del Rey. Recebam seus agradecimentos e guardem cuidadosamente esse vídeo. Se os adversários do Governador vencerem as eleições, bem pode ser que, em um futuro comunista, vocês precisem dele para se lembrar ou para mostrar a vossos descendentes o que era uma  família nos tempos em que o Brasil era livre.

RICO NÃO É O PAÍS ONDE O POBRE ANDA DE CARRO!!!!

RICO NAO E O PAIS ONDE O POBRE ANDA DE CARRO!!!!!



​"​
Então, já que teremos segundo turno, é bom começarmos a esclarecer as coisas desde agora... Vi muitos posts de muitas pessoas com o mesmo teor: "Pelo menos no governo do PT, o pobre virou classe média, qualquer um consegue comprar um carro, todo mundo tem comida na mesa, a gente consegue viajar, pagando parcelado, etc e tal."
Entre minhas disciplinas estudadas, tive "trocentas" aulas de HISTÓRIA, política, economia, antropologia e estudei muito nosso país e outros!
Tem uma frase que uma professora dizia que se encaixa perfeitamente nesse contexto: RICO NÃO É O PAÍS ONDE O POBRE ANDA DE CARRO. RICO É O PAÍS EM QUE O RICO ANDA DE ÔNIBUS E METRÔ.
E eu posso afirmar por experiência própria, pois conheço pessoas que moram em Londres, que rico na Europa anda de metrô e frequenta hospital público. Ninguém precisa saber quem é o prefeito, governador, chefe de Estado, presidente, rei, rainha, ministro!!! Porque TUDO FUNCIONA perfeitamente!!! Todos pagam seus impostos justos e o governo faz sua parte, oferecendo saúde, educação, transporte, lazer, tudo, tudo, de forma digna e exemplar.
Então, se hoje, no Brasil, o pobre tem a mesa farta, é OBRIGAÇÃO do governo garantir isso. E outra coisa, a internet está aqui pra qualquer um fazer uma busca e lembrar como era o nosso país há 20 anos atrás.
Não foi o PT o responsável pela mesa farta, poder de posse, comprar carro e viagens à prestação não, meus amigos, foi o PSDB, com a implantação do PLANO REAL. Para os mais novos que não conheceram a situação, vou explicar brevemente, tínhamos uma taxa de inflação de 80% ao MÊS!!!!! Sabem o que isso significa?!? Que se você gastava 10 Reais pra comprar um saco de arroz hoje, no mês seguinte, a sua nota de 10 Reais valia OITENTA CENTAVOS!!!!!
Era desesperador... Por mais que nossos pais trabalhassem feito loucos, a inflação "comia" tudo!!!! E foi Fernando Henrique Cardoso que instituiu o Plano Real e aí começamos a poder respirar e fazer planos, com o nosso dinheiro... Pois sabíamos que 10 Reais seriam 10 Reais hoje, amanhã e sempre!!!!!
Acontece que as coisas estão começando a ficar desesperadoras outra vez!!!! O PT está afundando nosso país e disfarçando com esses projetos absurdos, pagos à qualquer custo. A não ser que você não faça compras no supermercado, não enxergaria!!!!!! Porque quem faz compras toda semana, como eu, tá "careca de saber" que uma caixa de sabão em pó, daqui a pouco vale o mesmo que 1 grama de ouro!!!!! 1 saco de arroz, há pouquíssimo tempo, eram 7 Reais, agora são 12!!!!!!
ACORDA, BRASIL!!!!!!
O povo não precisa de bolsas TUDO e nem Minha Casa Minha Vida... O povo precisa de DIGNIDADE!!!!! Ter respeito... Um salário mínimo, de pelo menos, 3000 Reais!!! Ter educação de qualidade. Formar cidadãos pensantes. Investir em tecnologia e cultura. O povo precisa de saúde que atenda às necessidades. O povo precisa de estradas seguras e sem buracos... Em alguns lugares do país, o povo precisa simplesmente de ESTRADAS!!! Porque o dinheiro dos nossos IPVAs, esse mesmo, que inclusive o pobre que adquiriu seu carrinho, paga!!!! Esse dinheiro não vai para as estradas!!!!!!!! Vai pras bolsas!!!! É um círculo vicioso e vergonhoso ao qual somos submetidos!!!
O que o povo não entende é que um ÚNICO diretor LADRÃO, FDP, da Petrobrás, nomeado por Dilma, roubou SOZINHO 70 milhões de Reais, dava pra pagar 420 MIL bolsas família!!!!!!!!
Mas é mais fácil tirar dos hospitais e das estradas... O povo que se foda mesmo!!!!!
Se a educação fosse de qualidade, os pais poderiam trabalhar tranquilos, pois seus filhos ficariam em escolas em tempo integral, muito bem cuidados e ALIMENTADOS!!!! Enquanto professores receberiam um salário DE GENTE!!!!
Pelo amor ao BRASIL, o que o PT está fazendo é triste e vergonhoso... Mas nós podemos mudar!!!!!
Não tenho garantias de que o Aécio vai conseguir fazer tudo que prometeu, nem que não vai roubar... Mas a quadrilha da Dilma já está for

O TUIUTI Nº 129


EDITORIAL
O primeiro carro de combate blindado britânico também foi o primeiro veículo do tipo operacional do mundo. Seu protótipo
prometia uma imensa mudança nos conceitos de operação, mas sua verdadeira natureza, enquanto arma de movimento,
demorou muito a ser compreendida. Na verdade, só seria plenamente entendida – e tornar-se-ia, então, devastadora – na
Segunda Guerra Mundial.
Neste número, o Cel Caminha traz um texto muito interessante sobre o primeiro projeto de carro de combate,
o pouco conhecido Little Willie, que seria o primeiro passo para a construção de algo que, então, era entendido quase
que como um "navio terrestre", um "cruzador de batalha". E, como não podia deixar de ser, foi Winston Churchill um dos
incentivadores do projeto.
Na sequência, em uma colaboração do Acadêmico Dr. Frederico Euclides Aranha, sobre a pirataria e suas implicações
na Antiga Roma. De profundas consequências, os ataques piratas forçaram à ação e alteraram o contexto histórico.
Em suas palavras: "em razão do pânico irrefreável causado pelo ataque pirata, o povo romano tomou decisões que
colocariam a nação nos trilhos da rejeição e flexibilização da Constituição, da democracia e da liberdade."
E, para fecharmos este número com chave de ouro, uma notícia extraordinária de um marco histórico, antecipando o
Sesquicentenário da Guerra do Paraguai, em 2015.
F. G. Dillenburg (Co-Editor)
Luiz Ernani Caminha Giorgis, Cel
Editor




Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.

MANIFESTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DOS CORREIOS


  NOTA PÚBLICA

03/10/2014

A Associação dos Profissionais dos Correios - ADCAP, entidade sem fins lucrativos fundada em 20/12/1986, sem vinculação a qualquer partido político, em virtude das últimas notícias divulgadas acerca do aparelhamento político da ECT, vem a público manifestar o que se segue:

a) Nos últimos anos o aparelhamento político da ECT se acentuou com as mudanças introduzidas no Manual de Pessoal em 2011, que permitiram o acesso às funções técnicas e gerenciais por empregados e pessoas estranhas aos quadros de pessoal da Empresa sem a observância dos imperativos de competência técnica e capacidade gerencial;

b) Em decorrência dessas alterações, 18 (dezoito) dos 27 (vinte e sete) Diretores Regionais da ECT são filiados ao Partido dos Trabalhadores;

c) Além disso, muitas outras funções são ocupadas por critérios políticos nas Diretorias Regionais e na Administração Central da Empresa;

d) Como exemplos desse aparelhamento, registre-se que enquanto mais de 50.000 mil Carteiros labutam diariamente em condições muitas vezes desfavoráveis por uma remuneração mensal de cerca de R$ 1.500 (hum mil e quinhentos reais), outros Carteiros ligados à burocracia sindical e partidária ocupam elevadas funções em Brasília e nos diversos estados, alguns deles com remunerações superiores a R$ 20.000 (vinte mil reais);

e) O citado aparelhamento afeta também o Fundo de Pensão dos empregados dos Correios, o Postalis, frequentemente citado em notícias veiculadas pela imprensa contendo suspeitas de investimentos duvidosos e de operações fraudulentas;
f) O Postalis já acumula um déficit atuarial superior a R$ 2,2 bilhões em 2013/214, levando em breve a uma drástica redução dos salários e benefícios dos empregados e aposentados dos Correios e atingindo cerca de 500 mil pessoal, o que levou a ADCAP a solicitar à PREVIC, junto com outras entidades representativas de empregados, a intervenção no Postalis;

Diante do exposto, a ADCAP comunica que está avaliando as medidas judiciais cabíveis e que oportunamente se manifestará novamente sobre o assunto.

Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.
http://www.adcap.org.br/noticias.php?id=869&pagina=
 

MENSALÃO DA PETROBRÁS

 
 
POLÍTICA
 
BOMBA DA ISTO É.
 
E QUE BOMBA !!!
 

 










Mensalão da Petrobras

O ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa entrega à Polícia Federal detalhes e nomes de políticos da base aliada do governo envolvidos naquele que pode ser o maior escândalo de corrupção da história da República


Na noite de sexta-feira 5, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, convocaram uma reunião emergencial no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro, em clima de elevadíssima tensão, destinou-se a discutir o depoimento à Polícia Federal do ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, considerado o principal arquivo-vivo da República e detentor dos segredos da maior estatal do País sob o jugo petista. Há poucas semanas, Costa dizia que não haveria eleições neste ano se ele revelasse tudo o que sabe. Desde a sexta-feira 29, ele começou a cumprir sua ameaça. O teor das revelações, vazadas até agora, em regime de delação premiada é nitroglicerina pura. Tão bombástico que um assessor palaciano definiu assim o estado de espírito dos petistas reunidos no Alvorada: “Estão todos atônitos. A crise é séria”, afirmou. O depoimento de Paulo Roberto Costa evidencia a existência de caixa dois de campanha no financiamento de políticos aliados do governo Dilma.
abre.jpg

O DELATOR
Paulo Roberto Costa começou a depor no dia 29 na PF,
em sessões que duraram até quatro horas

Segundo Costa, o PT e seus aliados montaram uma espécie de mensalão 2.0 na Petrobras. O dinheiro desviado, segundo ele, irrigava as contas de governadores, 12 senadores, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e pelo menos mais 50 deputados integrantes do PMDB, PP e PT, partidos da base de apoio à presidenta Dilma Rousseff no Congresso. Também foi citado por Costa o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Participariam do esquema os senadores Fernando Collor (PRB-AL), José Sarney (PMDB-AP) e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), um dos pontas de lança do movimento “Volta,Lula” no Congresso, também teria sido mencionado pelo ex-diretor da Petrobras. “Todo dia tinha político batendo na minha porta”, afirmou Paulo Roberto Costa na delação premiada, com a intenção de dar a dimensão do estreito relacionamento com grandes empreiteiras e parlamentares de diversos matizes. Os políticos receberiam, segundo Costa, 3% do valor dos contratos da Petrobras exatamente no período em que ele comandava o setor de distribuição da estatal, entre 2004 e 2012. Ainda em seu depoimento, Paulo Roberto Costa reconheceu pela primeira vez que as empreiteiras contratadas pela Petrobras eram obrigadas a fazer doações para um caixa paralelo que abasteceria partidos e políticos que apóiam Dilma. Haveria, de acordo com ele, um “cartel de empreiteiras” em todas as áreas da estatal. O ex-diretor da Petrobras ainda mencionou uma conta de um operador do PMDB em um banco europeu. Por causa da citação aos políticos, que detém foro privilegiado, os depoimentos serão enviados à Procuradoria Geral da República. Mas os procuradores afirmam que só irão receber a papelada ao término da delação. A expectativa é de que novos nomes de políticos possam aparecer.
01.jpg

CORRUPÇÃO
Na sede da Petrobras, Costa diz que recebia pedidos
diários de políticos e donos de empreiteiras

A rede de corrupção na Petrobras era ampla. Os desvios envolveriam desde o funcionário do terceiro escalão até pesos pesados da cúpula da empresa, durante a gestão de Paulo Roberto Costa na diretoria de Abastecimento. Não se sabe ainda o montante do desvio, mas só na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que custou R$ 40 bilhões e foi a obra mais cara da Petrobras tocada por Costa, o esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 1 bilhão, o que já faz deste o maior escândalo da República recente. Segundo a Polícia Federal, os contratos eram superfaturados e o sobrepreço era repassado pelas empreiteiras ao doleiro Alberto Youssef. Ao doleiro, ainda de acordo com a PF, cabia a distribuição do suborno aos políticos.
04.jpg
Potencialmente devastador, o conteúdo dos depoimentos pode até alterar novamente o rumo das eleições presidenciais. Com viagem marcada para o Rio de Janeiro na sexta-feira 5, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Thomas Traumann, teve de permanecer em Brasília, a pedido da presidenta Dilma, para pilotar o desenrolar da crise. Dilma se preparava para um comício eleitoral em Porto Alegre. Diante do novo quadro, voou às pressas para Brasília. Também participou do encontro no Alvorada o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Na reunião, ficou acertado que o Planalto entraria em contato com integrantes da base de sustentação de Dilma para que afinassem o discurso que seria adotado no fim de semana para rebater as acusações. Dentro dessa estratégia, o vice-presidente da República, Michel Temer reuniu-se com lideranças do PMDB de diversos estados, em São Paulo, na noite de sexta-feira 5. O temor no governo é o potencial do abalo na campanha eleitoral de Dilma faltando menos de um mês para as eleições. Os beneficiários diretos seriam, obviamente, a candidata do PSB, Marina Silva, e o do PSDB, Aécio Neves. A preocupação do Planalto é de que a eleição seja liquidada no primeiro turno ou que Dilma seja alijada da segunda etapa da disputa presidencial.
02.jpg

ACUSADOS
Os presidentes da Câmara, Henrique Alves (acima), e do Senado,
Renan Calheiros (abaixo) estão entre os parlamentares
citados por Paulo Roberto Costa
05.jpg

Segundo a PF, os depoimentos de Paulo Roberto Costa foram longos. No primeiro dia, sexta-feira 29, a delação teria durado quatro horas. “Estou exausto, mas aliviado”, teria dito Costa a um advogado do Paraná. As falas do ex-executivo da Petrobras foram todas filmadas numa sala da Custódia da PF em Curitiba. No final de cada dia, os depoimentos são lacrados, criptografados pelo Ministério Público Federal e remetidos à Procuradoria Geral da República.
O depoimento de Paulo Roberto evidencia a existência de caixa dois de campanha
no financiamento de políticos aliados do governo Dilma

Alvo da Operação Lava Jato, Paulo Roberto Costa resolveu abrir o bico porque estava desesperado com a possibilidade de ser condenado a mais de 30 anos de prisão. O estopim foi a decisão de PF de promover buscas e apreensões em empresas de suas filhas, de seus genros e de um amigo dele no Rio de Janeiro. Numa das empresas alvo da devassa, os agentes da Polícia Federal identificaram indícios fortes de que o ex-diretor da Petrobras teria mais contas abertas fora do País. Há três meses, a Suíça transmitiu às autoridades brasileiras que Costa e seus parentes possuíam US$ 23 milhões em contas secretas naquele país. Essa foi uma das razões que levou o juiz Sérgio Moro a decretar em 11 de junho a prisão do ex-diretor da Petrobras.
03.jpg

O DOLEIRO
Alberto Youssef, preso, era o encarregado de distribuir a propina para políticos

Um dos negócios mencionados por Costa envolvendo Renan Calheiros é a combinação feita com o doleiro Alberto Yousseff para que o Postalis, fundo de pensão dos Correios, comprasse R$ 50 milhões em debêntures emitidos pela agência Marsan Viagens e Turismo. Yousseff, segundo investigação da PF, era um dos investidores dessa agência. O doleiro teria encontrado Renan em Brasília, em março deste ano, para tratar da comissão que caberia ao PMDB no negócio. A transação, porém, não teria ocorrido por causa da inesperada prisão da dupla Yousseff e Paulo Roberto Costa. Mas o esquema estava armado. O fundo de pensão Postalis é controlado por PMDB e PT desde o início do governo petista. Um notório apadrinhado de Renan, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, também mantinha estreita relação com Paulo Roberto Costa, segundo as investigações da PF. O nome de Machado aparecia por quatro vezes em anotações na agenda do ex-executivo da estatal. Próximo ao número de celular do presidente da Transpetro, aparecia uma menção a “curso c/Sérgio Machado, 5%”, ao lado do valor R$ 5 mil e da inscrição “dois meses”.
06.jpg

NO MINISTÉRIO
O ex-diretor da Petrobras envolve também o ministro
das Minas e Energia, Edison Lobão

Reportagem de ISTOÉ havia antecipado em abril deste ano que o esquema de Yousseff e Paulo Roberto Costa operava nos Correios. O elo entre o doleiro e a estatal seria a JN Rent a Car, cujo nome fantasia é Renacar. Esta empresa de aluguel de carros, sediada em Londrina (PR) e pouco conhecida no mercado, embolsou, em oito anos, mais de R$ 77,5 milhões em contratos com os Correios. No inquérito da PF, a JN aparece fazendo transações financeiras com a MO Consultoria, do doleiro Youssef. De 2005 até 2013, a locadora de veículos multiplicou seus ganhos nos Correios em até 20 vezes, com a ampliação e renovação automática de contratos que receberam nada menos que dez aditivos. O proprietário da JN Rent a Car é uma figura conhecida do meio político e policial: trata-se de Assad Jannani, irmão e um dos testas de ferro do ex-deputado José Janene (PP), réu do mensalão que morreu em 2010 de enfarte e que era um dos parlamentares mais próximos de Youssef. Agora, um novo elo com a estatal é confirmado, desta vez por intermédio de Renan.

Segundo o ex-diretor da Petrobras, havia um cartel de empreiteiras em
todas as áreas da estatal. Elas utilizavam um operador do
PMDB que tinha uma conta num banco europeu
07.jpg

CAMPANHA
Dilma com Lula e Lobão nos tempos em que era ministra:
escândalo deve virar arma da oposição contra a presidenta

Paulo Roberto Costa entrou na Petrobras em 2003 pelas mãos do ex-presidente Lula. Paulinho, como era conhecido, era considerado uma das pessoas mais próximas do ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli. Delação premiada ou colaboração com a Justiça é a figura jurídica que prevê a redução de pena quando um réu fornece informações que possam esclarecer outros crimes. O acordo de Paulo Roberto Costa com a PF prevê que ele seja colocado em liberdade tão logo encerre os depoimentos. O trato precisa ser chancelado pelo Supremo Tribunal Federal, em processo que tem como relator o ministro Teori Zavaski. Confirmado o acerto, depois de solto, ele ficará um ano, em sua casa no Rio de Janeiro, usando uma tornozeleira eletrônica, sem pode sair para a rua. Até duas semanas atrás, o ex-executivo reclamava que estava sendo submetido a regime disciplinar muito rigoroso nas dependência da PF em Curitiba. Depois que começou a fazer suas revelações, o tratamento ficou mais brando.

O doleiro Youssef teria um encontro com Renan Calheiros
para tratar de uma negociação nos correios
08.jpg

PT ATINGIDO
Deputado Cândido Vacarezza teria sido um dos beneficiários
do esquema de corrupção na Petrobras

Recomendações para você

8 DE OUTUBRO DE 2014 - QUARTA-FEIRA

D I A     O I T O      D E      O U T U B R O      D E      2014      -      TERÇA-FEIRA.
77 anos, 9 meses e 11 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
91º DIA DO ANO 65º
56 anos e 126 dias na PMESP
55 anos e 238 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 831 dias – 475 948 horas.
51 anos e 31 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 209 dias no Posto de Coronel – 318 meses e 25 dias.
3 anos e 93 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
757 dias CORONEL - 22 anos  e  299  dias  na   reserva.
10 314-248 400                        9 757-234 576                                 10 058-242 136.
DIA DE SANTA PELÁGIA. Depois de ter vivido escandalosamente em ANTIÓQUIA, entregue à libertinagem, foi convertida e batizada, terminando os dias fazendo rudes penitências, no local onde CRISTO havia sofrido sua agonia.
DIA DE SANTA TAÍS. Foi uma prostituta egípcia. Viveu provavelmente no século IV. Foi convertida ao cristianismo por um monge chamado PAFÚNCIO. Conta-se que o monge pediu a TAÍS que o recebesse em um local reservado. Ele lhe respondeu que não deveria temer os homens, mas somente DEUS presente em toda parte. Desse encontro SANTA TAÍS saiu transformada e se converteu, mudando radicalmente de vida. Despojou-se de todas as riquezas e passou a levar uma vida penitente.

DIA DO NORDESTINO


UM PAÍS NÃO SE SITUA NO MUNDO EM RAZÃO TÃO-SOMENTE DE SEU PODER POLÍTICO E ECONÔMICO, MAS SOBRETUDO EM VIRTUDE DE SEUS VALORES CULTURAIS, DOS QUAIS DEPENDE O TÃO EXIGIDO HUMANISMO, OU SEJA, O PRIMADO DA PESSOA HUMANA, ISOLADA OU COLETIVAMENTE CONSIDERADA. 

493 a. livros de MARTINHO LUTERO são queimados publicamente na Universidade de LOUVAIN, cidade do filósofo ERASMO DE ROTERDÃ, no dia 8 de outubro de 1521. Houve uma tentativa de relacionar os dois pensadores. ERASMO discordava da Igreja Católica, mas também de algumas questões da Reforma de LUTERO.
202 a. CARLOS DE ALVEAR e JOSÉ SAN MARTÍN derrubam o governo de BERNARDINO RIBADAVIA e se instala um segundo triunvirato na ARGENTINA, em 8 de outubro de 1812.
200 a. início do Congresso de VIENA, em 8 de outubro de 1814, com o objetivo de reconstruir as fronteiras européias, modificadas com as conquistas de NAPOLEÃO.
163 a. término do estado de sítio em MONTEVIDÉU, em que praticamente termina a GRANDE GUERRA do URUGUAI, em 8 de outubro de 1851. Essa guerra durou quase nove anos pela rivalidade entre os dois partidos: COLORADO e BRANCO.
148 a. falece MIGUEL DE SOUZA MELLO E ALVIM, no RIO DE JANEIRO, em 8 de outubro de 1866. Nasceu em OUREM, PORTUGAL, em 9 de março de 1784. Militar, iniciou sua carreira na marinha portuguesa. No BRASIL, entrou para a ARMADA em 1807, chegando a ALMIRANTE, sendo reformado no posto de CHEFE DE ESQUADRA. Ministro da Marinha (1827/29). Presidente da Província de SANTA CATARINA (1830/31). Presidente da Província de SÃO PAULO (1841/42). Foi agraciado pelo IMPERADOR DOM PEDRO II com o título de Conselheiro de Estado, em 1855, e DIGNITÁRIO DA ORDEM DA ROSA. Poliglota e poeta, foi membro do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. 
144 a. TOMÁS GUARDIA GUTIÉRREZ inicia seu mandato presidencial na COSTA RICA, em 8 de outubro de 1870.
122 a. começa a circular nas ruas cariocas o primeiro serviço de bonde elétrico da América do Sul, em 8 de outubro de 1892. A linha, implantada pela Companhia Ferro-Carril do JARDIM BOTÂNICO, que importou dos ESTADOS UNIDOS o material necessário para a instalação, ligava o LARGO DO MACHADO ao LARGO DA CARIOCA. Para diminuir o medo que algumas pessoas tinham de viajar no novo meio de transporte, foram fixados os seguintes avisos nos assentos dos bancos: “A corrente elétrica nenhum perigo oferece aos senhores passageiros”. O DIÁRIO DE NOTÍCIAS de 10 de outubro de 1892 publicou: “Realizou-se antes de ontem, com a presença do senhor vice-presidente da República, (...) a experiência da tração elétrica aplicada nos bondes (...) à 1 hora, pouco mais ou menos, saíram três bem trabalhados e cômodos bondes da frente do edifício do teatro lírico e cerca de 10 ou 12 minutos depois entraram nas oficinas da companhia, à rua 2 de Dezembro, fazendo nesse período de tempo o percurso que, pela tração animal, é feito em 25. (...) Inúmeras pessoas aglomeravam-se nas ruas, justamente curiosas de apreciar o novo sistema, que, de futuro, há de ser aplicado por força às estradas de ferro.” 
119 a. nasce JUAN DOMINGO PERÓN em 8 de outubro de 1895. Falece em 1o. de julho de 1974.
117 a. das notícias publicadas pelo DIÁRIO POPULAR em 8 de outubro de 1897: em um dos dias da próxima semana reunir-se-á outra vez a Convenção do Partido Republicano governista, para a indicação dos candidatos à presidência e vice-presidência. Ao que nos consta, deixará de haver escrutínio prévio; desta reunião de delegados dos Estados, sairão logo proclamados os nomes dos candidatos, já escolhidos.
Telegramas da BAHIA afirmam que ANTÔNIO CONSELHEIRO morreu nos combates contra CANUDOS. Também pereceram seus principais sequazes conhecidos pelos nomes de MACAMBIRA, JOÃO ABBADE, MACÁRIO, JOÃO BISPO, BARNABÉ, BENTINHO e outros que tanto se famigeraram nesta horrível campanha. Confirma-se a notícia da morte de ANTÔNIO CONSELHEIRO na seguinte comunicação recebida pelo presidente do Estado: “MONTE SANTO, 7 – Parabéns a v. exª e à República. Recebi agoa um oficio do GENERAL ARTHUR OSCAR participando que ontem foi reconhecida a identidade de ANTÔNIO CONSELHEIRO no cadáver encontrado no Santuário. Os indícios denotam ter o Conselheiro falecido há 15 dias. PRUDENTE MORAES.”
Notícia da BAHIA, recebida ontem, diz que era mau o estado de saúde do MAJOR CUNHA MATTOS, que foi ferido nos combates de CANUDOS.     
109 a. da IRMANDADE DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS, criada em 8 de outubro de 1905.  A destruição da igreja homônima foi em 1896. Quem explica melhor os motivos pouco claros e nada justos para a expulsão dos negros do LARGO DO ROSÁRIO é a historiadora ANTÔNIA APARECIDA QUINTÃO, que escreveu uma tese a respeito: “SÃO PAULO passava por uma europeização e aquela igreja incomodava”. As irmandades negras se tornaram tão mal vistas no final do século XIX que encontravam resistências até nas periferias. Nem a população do LARGO DO PAISSANDU aceitou bem a construção da igreja dos negros. Para que não restasse nenhum vestígio da Irmandade no LARGO DO ROSÁRIO DOS PRETOS, como era conhecido, nem mesmo seu nome foi preservado. Em janeiro de 1905, passou a se chamar PRAÇA ANTÔNIO PRADO. 
104 a. (PARIS) O governo da FRANÇA vai oferecer ao MARECHAL HERMES DA FONSECA o magnífico cavalo puro sangue que ele montou durante todo o tempo das manobras realizadas recentemente em GRANDVILLIERS. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 8 de outubro de 1910).
103 a. (JUIZ DE FORA) O senhor RAUL MACHADO endereçou um requerimento à Câmara Municipal solicitando privilégio para o estabelecimento de uma linha de automóveis, entre esta cidade e os municípios vizinhos, destinada ao transporte de cargas e de passageiros. A referida linha deverá ter o seu início na praça JOAO PENIDO, junto à estação da CENTRAL. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 8 de outubro de 1911).
  97 a. nasce CÉSAR MILSTEIN, bioquímico britânico, na ARGENTINA em 8 de outubro de 1927. Foi prêmio NOBEL DE MEDICINA em 1984.
  86 a. DIÁRIO POPULAR de 8 de outubro de 1928 noticia o crime da mala. “O corpo de MARIA MERCEDES PISTONE foi esquartejado e localizado dentre de uma “mala sinistra”. O cadáver estava no Porto de SANTOS, prestes a ser embarcado para a FRANÇA. Um dia depois, o marido da vítima confessou o crime. Disse que estrangulou a mulher ao ver um homem saindo do apartamento deles.
  81 a. MANOEL DE TEFFÉ, brasileiro, vence o primeiro GRANDE PRÊMIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, em 8 de outubro de 1933.
a.    Dona GLENDA, esposa do Cel. Ref.  HÉLTON NOGUEIRA DIEFENTHALER (foi meu comandante no CPChq).
  69 a. HARRY TRUMAN, presidente dos ESTADOS UNIDOS, anuncia que vai dividir o segredo da bomba atômica apenas com a INGLATERRA e o CANADÁ, em 8 de outubro de 1945. A UNIÃO SOVIÉTICA e a CHINA desenvolveram a tecnologia a partir de estudos próprios e espionagem.
  65 a. nasce SIGOURNEY WEAVER, atriz norte-americana, em 8 de outubro de 1949.
  64 a. GUERRA DA CORÉIA. As tropas norte-americanas do GENERAL McARTHUR cruzam o paralelo 38, limite das CORÉIAS, com autorização da ONU, em 8 de outubro de 1950.
  51 a. das anotações feitas em 8 de outubro de 1963 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 3º - DIA 91º - 5 anos e 126 dias na FORÇA PÚBLICA – 32º DIA COMO ASPIRANTE – 19º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Nessa manhã passo à disposição da 2ª Companhia, por ordem do MAJOR ALOÍSIO BORGES, para dar aulas para o segundo pelotão de recrutas. Assim é que passo três horas dando ORDEM UNIDA, ARMAMENTO e EDUCAÇÃO FÍSICA. O ASPIRANTE MENDES também dá essas mesmas matérias para outro pelotão da 2ª Companhia.
Os ASPIRANTES AMÉRICO, BORINI e GIRALDI voltaram do IBIRAPUERA e reunimos no campo de futebol para um jogo com os oficiais do Batalhão. O TENENTE-CORONEL DELPHIM CERQUEIRA NEVES, o CAPITÃO Dentista AMILCAR CARRAMENHA, o 1º TENENTE PAULO RODRIGUES também jogaram conosco.
O quartel volta à sua normalidade depois de encerrado o movimento grevista e o perigo de comoção intestina afastado.
Os aspirantes não estão entrando mais como comandantes da Prontidão, coisa que vem sendo feita a partir de hoje pelos subtenentes. Dessa maneira, os oficiais são dispensados às 13:15 horas.
Em casa, nessa tarde, cansado como estava, descanso até à noitinha. Às 19 horas, estou dando aula de aritmética no Grupo Escolar MAJOR MARCELINO, sendo que compareceram cinco soldados nesta noite.
Em casa assisto alguns programas de televisão: PAPAI SABE NADA, no canal 4; ALÔ, DOÇURA (canal 4), MISS CAMPEONATO (canal 5) e PASSOS DA LEI (canal 4). 
  50 a. referente a 8 de outubro de 1964, cujas anotações foram globalizadas nos apontamentos de  outubro do mesmo ano. ANO 15º - MÊS 3º - DIA 91º - 6 anos e 126 dias na FORÇA PÚBLICA - 138 dias como 2º TENENTE - 2 anos e 18 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
   47 a. prisão de CHE GUEVARA, no dia 8 de outubro de 1967. Ele foi capturado no dia 8 na região de QUEBRADA DEL CHURO por uma companhia dos “rangers” do Exército boliviano comandada pelo CAPITÃO GARY PRADO SALMÓN. Quando o SARGENTO BERNADINO HUANCA apontou a arma para CHE, este lhe disse: “Não atire. Sou CHE GUEVARA. Valho mais vivo do que morto”. A CIA também achava, mas os militares bolivianos pensavam de modo diferente. A execução do comandante foi determinada pelo GENERAL-PRESIDENTE RENÉ BARRIENTOS ORTUÑO, pelo comandante das Forças Armadas, GENERAL ALFREDO OVANDO CANDIA, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, GENERAL JUAN JOSÉ TORRES. No dia 9, GUEVARA foi fuzilado pelo SARGENTO MARIO TERÁN numa escola do povoado de LA HIGUERA. Seu corpo foi amarrado a um helicóptero e transportado até VALLEGRANDE, onde ficou exposto num tanque da lavanderia do hospital NUESTRO SEÑOR DE MALTA. Num toque sinistro, as mãos do comandante foram cortadas para identificação, mas por obra do então ministro do Interior, ANTÔNIO ARGUEDAS, elas seriam enviadas clandestinamente para CUBA, através de uma rota tortuosa: LA PAZ, MADRI, PARIS, PRAGA, BUDAPESTE, MOSCOU e, finalmente, HAVANA. O corpo foi enterrado em VALLEGRANDE; seus ossos supostamente foram encontrados em 1997 e repatriados para CUBA, onde foram colocados num mausoléu em SANTA CLARA.
Muitos personagens envolvidos na captura e morte de GUEVARA tiveram destinos trágicos: BARRIENTOS morreu num acidente de helicóptero em 1969; TORRES foi vítima de um atentado em BUENOS AIRES em 1976; GARY PRADO ficou paraplégico depois de levar um tiro numa manifestação em 1981. Outros militares foram assassinados. FÉLIX RODRÍGUEZ teve melhor sorte: continuou sua carreira de contra-insurgente no VIETNÃ e na AMÉRICA CENTRAL. Sua identidade só vivia à tona nos anos 1’980, quando estourou o escândalo IRÃ-CONTRAS. RODRÍGUEZ era agente do CORONEL OLIVER NORTH para o envio ilegal de armas iranianas aos “contras” da NICARÁGUA.  
  45 a. da primeira montagem brasileira da peça HAIR. No dia 8 de outubro de 1969, estreava no BELA VISTA, atual TEATRO SÉRGIO CARDOSO, o musical HAIR “para uma temporada de dois meses”, como noticiaram os jornais no dia. O estrondoso sucesso do espetáculo, retrato vibrante da contestatória geração hippie, estenderia esse prazo por mais de dois anos. No elenco de estréia estavam desde atores já então conhecidos, como a bela HELENA IGNÊS, ARMANDO BOGUS, ARACY BALABANIAN, ARICLÊ PEREZ e FRANCARLOS REIS, até principiantes como SÔNIA BRAGA, NEY LATORRACA, BUZA FERRAZ, JOSÉ LUIZ PENA (candidato nas eleições de 2004 à prefeitura pelo PARTIDO VERDE) e CARLOS ALBERTO RICELLI. E muitos outros, como NUNO LEAL MAIA, JOSÉ WILKER, ANTÔNIO FAGUNDES, ESTER GÓES e IVONE HOFFMAN, passaram pelo elenco ao longo da temporada.
  44 a. nasce MATT DAMON, ator britânico, em 8 de outubro de 1970, em MASSACHUSETTS, nos ESTADOS UNIDOS. Seu nome completo é MATTHEW PAIGE DAMON. Ficou famoso com o filme “GÊNIO INDOMÁVEL, em 1997. Além de atuar, também ajudou a elaborar o roteiro, que recebeu um OSCAR, em 1997.
  41 a. da primeira tentativa de contra-ataque de ISRAEL na GUERRA DE YOM KIPPUR. Foi um tremendo fracasso. No final do dia 8 de outubro de 1973, ouviu-se do ministro da Defesa, MOSHE DAYAN, murmurar que era “o fim do Terceiro Reino”. O comandante da Força Aérea, o general BENNY PELED, advertiu que, com o ritmo de perdas que suas forças estavam sofrendo, dentro de uma semana ISRAEL poderia não ter mais nenhum poder aéreo eficaz. Indubitavelmente, foi o dia mais negro da história do Exército israelense. Nas primeiras horas de 9 de outubro de 1973, líderes militares de ISRAEL suscitaram a idéia de usar as armas do JUÍZO FINAL de ISRAEL. A esta altura, ISRAEL tinha perdido cerca de 500 tanques – 400 dos quais somente no campo de batalha egípcio. Apoiada por membros do seu Gabinete de Guerra – notadamente ISRAEL GALILI e YIGAL ALLON – GOLDA MEIR rejeitou a proposta. Em vez dos EUA, nas negociações de GOLDA MEIR com NIXON e HENRY KISSINGER, adotar a teoria do JUÍZO FINAL, KISSINGER começou a arrumar suprimento aéreo para ISRAEL e, dentro de três dias, um formidável socorro aéreo dos EUA estava em ação. As coisas foram revertidas. Em 21 de outubro, os israelenses estavam a 32 km de DAMASCO e já tinham atravessado SUEZ, cercando o Exército egípcio. Em poucos dias, foi assinado um cessar-fogo. Em última análise, a prudência de GOLDA MEIR contribuiu de forma significativa para a criação do tabu nuclear – o reconhecimento de que as armas nucleares não devem ser usadas. Nesse sentido, o legado dela é tão relevante hoje quando foi em 1973.
  38 a. lembranças de 9 de outubro de 1976, sexta-feira. Transferido do CPC para o 9º BPMM, encontrava-me de férias (12º dia). Era capitão. Leitura do romance de EÇA DE QUEIRÓS – A PERFEIÇÃO. No “MUSEU”, estou arrumando a coleção do CLUBE DO LIVRO. Vamos ao MERCATUDO, das CASAS ANDRÉ LUÍS. Assisto no CANAL 5  o último capítulo da novela “O FEIJÃO E O SONHO”.
  38 a. nasce KARINA BACCHI em SÃO MANUEL, em 8 de outubro de 1976. A estréia na televisão aconteceu em “VIDAS CRUZADAS”, (1999), na RECORD. No entanto, um de seus personagens mais conhecidos veio anos mais tarde, na GLOBO, como a TINA SARDINHA de “DA COR DO PECADO”. Em 2006, apareceu nos comerciais da KAISER. 
  37 a. das anotações de minhas memórias, em 8 de outubro de 1977, um sábado, Como CAPITÃO, pertencia ao 9º BPMM: No 15º BPMM, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR pega 48 horas de observação médica. Visito o Senhor HENRIQUE. Vou para POÁ. Notícias de jornais: o caso da morte do Secretário do ACRE, em desastre de avião. O MÁRIO (meu filho) chega por volta das 15 horas. Traz a notícia que a 1ª Companhia do 9º BPMM está com novidades no serviço. Preciso telefonar para lá. Às 17 horas, deixo POÁ. Na entrada para CUMBICA perdemos 40 minutos num engarrafamento de trânsito. Em casa – o PM JOÃO ainda está doente. Vamos ao 15º BPMM. Telefono para a 1ª Companhia do 9º BPMM. Converso como o MAJOR CARVALHO. Fico sabendo que o SARGENTO VOSS e seu auxiliar, no Serviço de Dia, foram detidos pelo MAJOR CASTRO, do SIOC, sob alegação que estavam dormindo. Às 20 horas, “RAPA” na 1ª Companhia: 30 detidos, os casos.    
  35 a. nesta terça-feira, 8 de outubro de 1979, na quadra do DELPHIN BALANCIER, estão os CORONÉIS PM ASSIS, JUVENAL, TRANCHESI, ROLDÃO; ARY JOSÉ MERCADANTE, TENENTES-CORONÉIS PM PEREZ, COUTINHO; CAPITÃO PM HERNANI FERREIRA. Conversam também com o CORONEL PM RIGONATTO sobre os cartões de estacionamento recentemente criados. Falamos sobre os campos de tortura. Sou obrigado a sair para conhecer esses lugares: ELDORADO (partindo do Largo de DIADEMA) – IMIGRANTES – ZOOLÓGICO. Regresso por volta das 18 horas. Doze policiais estão no banco dos réus no RIO: trata-se da morte do operário AÉZIO, no mês de junho. Hoje começa o julgamento. Na INGLATERRA surge um novo JACK, o ESTRIPADOR, em YORKSHIRE. Foram mortos três policiais em MILÃO. Presidente RAMALHO EANES, de PORTUGAL, visita a FRANÇA. Aumenta o preço do barril de petróleo no MÉXICO. Ministro CASTRO LIMA, da Saúde, hospitalizado na BAHIA, com problemas na vesícula. Recomeça a procura de petróleo em MOSSORÓ, pela PETROBRÁS.
  34 a. JOSÉ SALES DE OLIVEIRA, o último preso político recluso depois da declaração de anistia no BRASIL recebe liberdade condicional em 8 de outubro de 1980.
  33 a. falece MARIEL MARISCOTTE, em 8 de outubro de 1981.
  31 a. falece o CAPITÃO BALDUINO, no dia 8 de outubro de 1983.
  31 a. nasce DAVI DE MIRANDA GUERRA, filho do ROBERTO, neto de dona DEOLINDA e Sr. ABÍLIO (este, falecido). Dona DEOLINDA é irmã da LUCINDA e o ROBERTO vem a ser seu sobrinho. Nasce em 8 de outubro de 1983. 
  31 a. casamento de minha filha MARIZETE com o ADALVO, no dia 8 de outubro de 1983.
  31 a. atentado contra o presidente da CORÉIA DO SUL, CHUN DOO, quando realizava uma visita oficial a BIRMÂNIA, mas ele sai ileso, em 8 de outubro de 1983. Quatro ministros coreanos morrem no atentado.
  30 a. NICARÁGUA acusa ESTADOS UNIDOS no Tribunal Internacional de HAYA, de haver causado a morte de mil nicaragüenses a mando de tropas mercenárias, em 8 de outubro de 1984. As mortes aconteceram desde maio desse ano.
  28 a. um vazamento de água radioativa da USINA ANGRA I, no RIO DE JANEIRO, deixa em pânico a população de ANGRA DOS REIS e PARATY, em 8 de outubro de 1986. A informação foi escondida da sociedade por algum tempo. Foram 22 mil litros de água radioativa da USINA NUCLEAR DE ANGRA I que poderiam ter causado câncer em 50 mil pessoas.
  27 a. registro em 8 de outubro de 1987: a temperatura é agradável nesta quinta-feira e sentimos ânimo para enfrentar as aulas do CSP. Entramos agora no terço final, faltando 71 dias para o encerramento do curso.
O TENENTE-CORONEL PM CALDEIRA dá duas aulas de PM3. O Projeto Rádio Patrulhamento Padrão é a tônica dessas aulas de Processo Decisório. Ele discorre sobre SISTEMA OPERACIONAL.
O CORONEL PM CARLOS FUGA conversa conosco sobre a Viagem de Estudos e são entregues os bilhetes para a viagem. Daqui a dez dias estaremos viajando com destino a RECIFE.
TENENTE-CORONEL PM CARLINI dá duas aulas de PM4. Surgiram muitas dúvidas sobre o trabalho que ele quer que façamos e dá um verniz sobre isso: LOGÍSTICA DE UM BATALHÃO DE RÁDIO PATRULHA.
Nesta tarde minha mãe faz um exame da vista na Clínica do Doutor TADEU, na Rua MARIA FIGUEIREDO. Vem ela de POÁ com tia LURDES e Dona LILICA. O exame está marcado para 17:30 horas.
Assistimos uma palestra do Secretário da Justiça, Professor MÁRIO SÉRGIO DUARTE GARCIA. O tema é polêmico – SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Alguns oficiais fazem perguntas ao secretário. O TENENTE-CORONEL PM NIKOLUK encerra a participação do secretário com uma brilhante alocução de agradecimento. O secretário recebe dois livros da PM  e um mimo da própria Escola. Sai bem impressionado com a Corporação.
COPA UNIÃO: o SÃO PAULO, no MORUMBI, é derrotado pelo ATLÉTICO MINEIRO por 1 a 0. No MINEIRÃO, o CORINTHIANS empata com o CRUZEIRO por 1 a 1.
Um argentino planejou o seqüestro do ex-vice-presidente do BRADESCO, ANTÔNIO BELTRAN MARTINEZ – revelam policiais do Grupo Anti-Sequestro.
CONSTITUINTE – uma sessão tumultuada. Passa a Estabilidade.
Dois helicópteros dos EUA metralharam e incendiaram três lanchas iranianas no GOLFO PÉRSICO.
Greve na Companhia Cervejaria BRAHMA.  
  23 a. falece a escritora italiana NATÁLIA GINZBURG, em 8 de outubro de 1991.
  23 a. assunção do então MAJOR DANTAS no sub–comando do CAES, no dia 8 de outubro de 1991. Nessa época eu comandava o CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES. Ali, foi meu último comando. Transferido para o ESTADO MAIOR ESPECIAL, solicitei minha passagem para a reserva em 14 de dezembro de 1991, encerrando minha vida profissional no posto de CORONEL PM.
  23 a. de uma viagem que fiz até PRESIDENTE PRUDENTE. Foi uma viagem de estudos, ainda quando estava no Comando do CAES, em 8 de outubro de 1991.
  22 a. da assunção, pela segunda vez, de MICHEL TEMER na SSP, em 8 de outubro de 1992.
  22 a. falece o ex–primeiro ministro da ALEMANHA OCIDENTAL, WILLY BRANDT, em 8 de outubro de 1992.
  19 a. falece o apresentador da Rádio Globo, ÊNIO BARBOSA, no dia 8 de outubro de 1995.
  17 a. falece o ex-jogador de futebol SABARÁ - ONOFRE DE SOUZA – em 8 de outubro de 1997.
  17 a. transf. reserva: Cel. NÉDSON COSTA GUIMARÃES e Major Fem PM  NEIDE BUENO DE A.CAMACHO, em 8 de outubro de 1997. Nesta data ainda temos as seguintes novidades: tenho de enfrentar temperatura de 14 graus nesta quarta-feira quando subo a Rua LUIZ SARRACENI, inclusive com ventos frios. No MMDS participo de uma Comissão de Oficiais que estuda a reforma do mobiliário da Entidade. NILSO fica encarregado de dispor dos móveis velhos. Verifica-se também um problema de vazamento e o tesoureiro apresenta-se contrário a gastar muito nessa parte. Acontece que há reclamações de várias pessoas.
O nosso velho conhecido CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, de 63 anos, vem pagar as contas de seu pai – CORONEL Ref HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, que está com 93 anos. O CORONEL HELIODORO foi Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quando eu fui promovido a Aspirante a Oficial, o PAULO TENÓRIO era 1º TENENTE. Foi promovido a CAPITÃO em 15 de dezembro de 1966 (nessa data eu era promovido a 1º TENENTE). Ele se torna associado do MMDC nesta data.
O CORONEL ARY CANAVÓ ainda está no RIO. Reúne-se com companheiros do Exército para estudar a formação de uma Chapa de Oposição para concorrer às eleições de 1998 no Clube Militar.
O Diário Oficial está publicando a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM NÉDSON COSTA GUIMARÃES, comandante do 9º BPMI. Ele trabalhou comigo, como CAPITÃO, no 2° BPChq, em 1987/1988.
Em casa, telefono para o meu genro ADALVO. Conta-me ele como transcorreu o enterro da madrinha da sua esposa MARIZETE, dona AMÉLIA.
O CORONEL ARY CANAVÓ telefona-me lá pelas 20 horas. Retornou do RIO e quer saber notícias do MMDC. Sua proposta de um coronel ser candidato à Presidência do CLUBE MILITAR não foi aceita. Quer a maioria que um general saia candidato para concorrer com o GENERAL IBIAPINA.
Faleceu o Presidente da ABORE (Associação Brasileira dos Oficiais do Exército) ANTÔNIO NAKASHIMA, conhecido do CORONEL CANAVÓ.
GUSTAVO KUERTEN está fora do ABERTO DE VIENA. Foi derrotado nas oitavas-de-final pelo checo BOHDAN ULIHARACH.
Um gol de ALEX, aos 45 minutos do segundo tempo, evitou um vexame do PALMEIRAS diante do CORITIBA, nesta noite, no PARANÁ. PEDRO ARUBA e PAULO FOIANI, do time da casa, foram expulsos pelo juiz WILSON DE SOUZA MENDONÇA. Com 9 jogadores, o CORITIBA só cedeu o empate no último minuto do jogo (1 a 1). Em MINAS, o VASCO empatou em 0 a 0 com o CRUZEIRO e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, ao lado do INTERNACIONAL. Outro resultado: VITÓRIA 3 x BOTAFOGO 2.
  16 a. JOSÉ SARAMAGO, escritor português, vence o PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA, em 8 de outubro de 1998. É o primeiro da língua portuguesa a ganhar o maior prêmio de literatura mundial. Outras anotações feitas nesta quinta-feira: choveu muito durante a madrugada. Há dias venho sentindo um formigamento nos dedos da mão esquerda e isso está me irritando. Amanhã deverei ir ao Centro Médico da PM. As contrariedades de setembro mexeram com minha saúde. MÁRIO e ALZENIR irão dar uma aula no BRÁS (antiga garagem de ônibus da extinta CMTC). No MMDC não cruzo com o CORONEL CANAVÓ. CARMELO visita-me na Sociedade Veteranos de 32-MMDC acompanhado do MARIO. Começo a pensar na missa de FINADOS. Os capelães da PM estarão empenhados com as missas no Mausoléu dos Heróis da PM, no cemitério do ARAÇÁ. O PADRE VIOTTI, do Colégio SÃO LUÍS, com 91 anos de idade já não pode mais rezar a missa. Talvez possamos contar com o Padre CÉSAR AUGUSTO, que já esteve no FINADOS do ano passado, cumprindo esse ato religioso no Monumento do IBIRAPUERA. Não estando bem de saúde e enfrentando uma tarde chuvosa e fria, retorno a GUARULHOS viajando no EXPRESSO COCAIA.     
  15 a. da autorização pela Justiça britânica da extradição do ex-ditador chileno AUGUSTO PINOCHET, em 8 de outubro de 1999. Ele é condenado por ter exercido o poder e cometido 34 anos de tortura. A defesa tem 15 dias para recorrer da sentença. 
  15 a. falecem: a comediante ZEZÉ MACEDO e o cantor sertanejo XAVANTINHO, em 8 de outubro de 1999. Mais notícias nesta sexta-feira: complica-se a situação do indivíduo ANT no MMDS. Está doente há dois meses. MARIO MARGARIDO sente-se penalizado com esse problema e procura ajudá-lo em dinheiro. Acontece que os integrantes da organização não sabem e, alguns já antigos, esquecem as confusões que ANT causou em 1994, enxovalhando a Associação. Relembro-os disso.
OREZ dá aula no BRADESCO. CARMELO, ROTH e ZIL vão ao Cartório da PRAÇA JOÃO MENDES. Participam de uma exposição sobre segurança, com gráficos de 1985 para cá.
No MMDC, recebo um telefonema nervoso do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Visitou o Monumento Mausoléu e descobriu que colocaram lajotas em cima do mármore. Isso deve ter sido feito pelo CSM/O (OBRAS). Acha isso um crime e quer apurar responsabilidades. Diz que irá telefonar ao CORONEL PM MELO ARAÚJO sobre essa situação. Do jeito que o senhor MARCONDES me telefona parece que tenho culpa dessa situação. Acontece que não me envolvi em coisas do conserto do Mausoléu, cuja problemática é crítica desde que passei a trabalhar no MMDC. O governo nada fez até agora com relação à reforma do Monumento. O CSM/O (da Polícia Militar) tem ajudado no que pode. Alheio a tudo isso, durante anos, o senhor MARCONDES delira agora que retornou à presidência. Dada a idade dele, não vou considerar esse telefonema malcriado.
CARMELO visita-me no MMDC. Vem trocar idéias sobre os acontecimentos com ANT. Faço vê-lo que sempre fui contrário à adesão dessa pessoa ao nosso sistema de aulas.
Equipes do Corpo de Bombeiros vasculharam o Rio TAMANDUATEÍ à procura da mão do gerente SEBASTIÃO JOSÉ RODRIGUES, acusado de mandar decepar o antebraço esquerdo para receber seguro de oitocentos mil reais.
Um derrame cerebral matou, aos 85 anos, a atriz humorística ZEZÉ MACEDO, a “DONA BELA” da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO.
Aos 56 anos, morreu em SÃO PAULO o cantor XAVANTINHO, da dupla com o irmão PENA BRANCA.
O presidente russo BÓRIS YELTSIN, de 68 anos, foi internado hoje no Hospital Clínico Central de MOSCOU com gripe e febre alta. Nos últimos dois anos, YELTSIN esteve hospitalizado diversas vezes. Já foi operado do coração, tem úlcera e hérnia de disco.
   
Em 8 de outubro de 2000, O CÍRIO DE NAZARÉ, a maior festa católica do PAÍS, reuniu um milhão e meio de romeiros em BELÉM-PARÁ. A imagem de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ foi conduzida pelas ruas centrais de BELÉM, num percurso de seis  quilômetros. 
  14 a. dos jogos pelas ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2002: Em MARACAIBO - VENEZUELA 0 x BRASIL 6. ROMÁRIO marcou QUATRO GOLS. EULLER e JUNINHO PAULISTA completaram a goleada brasileira. Esses jogos aconteceram em 8 de outubro de 2000.
  14 a. da ocorrência em PIRAQUARA, PARANÁ: dezesseis presos da PENITENCIARIA CENTRAL DO ESTADO se  rebelaram e fizeram sete agentes penitenciários reféns. Libertaram 1.500 detentos que dominaram o Presidio, em 8 de outubro de 2000.
  14 a. de um RESGATE AUDACIOSO de presos na noite do domingo. Foi assassinado o Sgt. JORGE INÁCIO DE PAIVA, de 36 anos, da 3a. Cia-18o.BPMM, alvejado com sete tiros de fuzil AR-15, um deles na cabeça. Também foi baleado o PM SÉRGIO ANTÔNIO CANER, de 39 anos, atingido nas pernas. Fugiram 98 presos. A quadrilha, fortemente armada, era composta de quinze bandidos. Em 8 de outubro de 2000.
  14 a. da internação da cantora e atriz LIZA MINNELLI no CLEVELAND CLINIC FLÓRIDA HOSPITAL, em FORT LAUDERDALE, na FLORIDA, com encefalite e desidratação, tendo chegado em coma. Ela foi encontrada por seu guarda-costas com um lado do corpo paralisado, em sua casa, com sintomas de derrame, no dia 8 de outubro de 2000.

ACONTECEU EM 8 DE OUTUBRO DE 2001 : -    SEGUNDA-FEIRA
Chuvisca a manhã toda. O trânsito fica difícil. Chego no MMDS por volta das 11 horas. Comenta-se muito a guerra na ÁSIA CENTRAL. Estuda-se a mega-operação com cargas pesadas. Houve uma série de irregularidades no ano passado, inclusive com sabotagem do plano por causa de corrupção. Submetemos alguns integrantes da organização à sindicância e não é aconselhável a realização dessa operação. Alguns membros pensam diferente. Chego até a desconfiar desse interesse em realizar o evento. Está na pauta das futuras reuniões.
O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA mantém um contato telefônico comigo. Está frio e as chuvas esparsas não ajudam sua vinda à Sociedade. Quer ele que se monte uma comissão para os festejos dos Setenta Anos do Movimento Constitucionalista.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES vem ao MMDC. Traz fotos de sua participação no 7 de setembro, junto com os ex-combatentes de 32 que desfilaram naquela Parada Cívico-Militar. Vai levar o discurso do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA no 2 de outubro para publicação num jornal. Fica pronta a minuta da ata da reunião da Diretoria Executiva de 26 de setembro. Com chuva, o MENDES e eu vamos embarcar no Metrô.
Na TV, assisto reportagens sobre o segundo dia do bombardeio dos ESTADOS UNIDOS ao AFEGANISTÃO. O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO admitiu que o BRASIL não está livre de atos terroristas. Falou em cadeia de tv. 

CERCA DE 118 PESSOAS MORRERAM após o choque de um avião da SCANDINAVIAM AIRLINES SYSTEM com um CESSNA no aeroporto de LINATE, na cidade italiana de MILÃO. Em meio a uma densa neblina a aeronave maior também bateu em um depósito de equipamentos e acabou pegando fogo. O acidente não foi causado por terroristas, mas sim por uma falha humana. Não há sobreviventes no jato da SAS, que partia rumo a COPENHAGUE. Também morreram os 4 do CESSNA, que seguiria para PARIS. O MD 80 da SAS foi colhido quando iniciava a decolagem, girou 45 graus e bateu num hangar, onde morreram quaro funcionários.

NO SEGUNDO DIA DE BOMBARDEIO SOBRE ALVOS DO AFEGANISTÃO, os EUA reduziram o número de aviões e valeram-se mais de bombas guiadas. Isso foi interpretado por analistas como sinal de sucesso do bombardeio de ontem, dia 7. O embaixador do TALEBAN, no PAQUISTÃO, ABDUL SALAM ZAEEF, disse que cerca de 20 civis morreram  ontem. Uma carta do governo dos EUA ao CONSELHO DE SEGURANÇA das NAÇÕES UNIDAS, indicando a possibilidade de  o ataque  ser ampliado para outros países, levantou o primeiro sinal de discórdia na coalizão contra o terrorismo; os representantes da Inglaterra e da  Rússia manifestaram reserva em torno da sugestão . A AUTORIDADE PALESTINA rejeitou o apoio do terrorista saudita OSAMA BIN LADEN a causa palestina. "Nós não queremos que  crimes sejam cometidos  em  nosso nome", declarou  o  ministro  da  Informação  da  AP, YASSER ABED RABBO.   

O SUBMARINO NUCLEAR SURSK, afundado no MAR DE BARRENTS em agosto do ano passado, matando os 118 tripulantes, foi içado hoje pela manhã por 26 cabos de aço presos à barcaça holandesa GIANT 4. O bom tempo contribuiu para o sucesso da operação, que, começou por volta das 4 horas da manha (horário local).

PESQUISA ANTICÂNCER GANHA O NOBEL DE MEDICINA 2001. O cientista americano LELAND H. HARTWELL e os britânicos TIMOTHY HUNT e PAUL M. NURSE ganharam o prêmio por suas descobertas relativas ao "ciclo celular", de extrema importância nas pesquisas contra o câncer. Os cientistas identificaram as moléculas - chave que controlam esse ciclo, cujo funcionamento é o mesmo nas plantas, nos animais e no homem.   

FALECEU o general chinês ZHANG XUELIANG, responsável por um episódio célebre na história de seu País, por ter seqüestrado o chefe do Exercito Nacionalista, CHIANG KAISHEK, para forçá-lo a formar aliança com o líder MAO TSE-TUNG contra os japoneses, em 1936. Ficou em prisão domiciliar em TAIWAN por meio século, até conseguir sair para o HAWAI. Estava com 100 anos. Foi vítima de pneumonia.
O deputado colombiano LUÍS ALFREDO COLMENARES é assassinado em BOGOTÁ, na COLÔMBIA.

2 002  :  -    TERÇA-FEIRA
A edição de 8 de outubro do JORNAL DA TARDE destacava a ida de LULA e SERRA para o segundo turno das eleições para Presidência e sua busca por alianças. Além disso, o deputado federal ENÉAS havia sido o mais votado entre os candidatos e, para o governo do Estado, GERALDO ALCKMIN e JOSÉ GENOÍNO estavam no segundo turno. O JT mostrava ainda como seria o primeiro DIA DA CRIANÇA de diversas famílias.

Estamos atravessando dias de “verão” em plena primavera. Hoje, logo cedo, os marcadores digitais do centro de São Paulo marcam 33 graus. Os oficiais se reúnem na Associação dos Oficiais da Reserva para um almoço de negócios. Lá estão: MARGARIDO, PASSOS, CARMELO, CARBAIA, OREZ, ELÁDIO, RONALDO e AMÂNCIO, Tenentes CORNÉLIO MUDO, PINHEIRO, NASCIMENTO, CONCEIÇÃO, PRETENDENTE e muitos outros. O assunto é política. O Capitão HÉLIO CAMILLI, presidente da COOPMIL, apesar de intensa campanha eleitoral, não conseguiu o número suficiente de votos para uma cadeira de Deputado Estadual. Em compensação, o Coronel UBIRATAN GUIMARÃES conseguiu se eleger e, durante quatro anos, deverá afastar o fantasma de uma nova condenação pelo MASSACRE DO CARANDIRU. Terá imunidade parlamentar, a não ser que aconteça algo durante todo esse tempo. Conversamos também a respeito disso.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, numa das tardes mais quentes que passamos neste ano, o Sr. MARCONDES quer tomar decisões a respeito do MUSEU HISTÓRICO. Determina ao Diretor, OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI, que encaixote todas as peças do museu. Elas ficarão guardadas no CORPO DE BOMBEIROS enquanto durar a reforma do Monumento–Mausoléu.
Com relação à reforma, o IPH manda mais um documento para a Sociedade, embora endereçado ao CONSELHO SUPREMO. Não ameaça e pretende ganhar a confiança dos conselheiros na próxima reunião do dia 16 de outubro. Interessante é que o IPH faz menção ao nosso relatório apresentado na reunião de 26 de setembro. Não o encaminhamos ao IPH e como é que eles (os dirigentes da Entidade) conhecem esse documento? Está claro que nisso tudo tem o dedo do Coronel ARY CANAVÓ, pessoa muito interessada na realização do restauro por parte do IPH. Será que vai entrar no dinheiro do SUPERFATURAMENTO?
O Sr. MARCONDES assina hoje todos os diplomas referentes às medalhas PEDRO DE TOLEDO distribuídas no dia 2 de outubro. A DAMCO encaminhou os mesmos para a Sociedade, já tendo as assinaturas do Comandante Geral e da Comissão de Honrarias e Méritos do Palácio do Governo.
Em casa, encontro LUCINDA reunida com sua mãe e a DORA. Depois, diz ela que dona ESMERALDA tem falado muita bobagem (conseqüência do MAL DE ALZHEIMER). Além disso, hoje quase que ela cai no banheiro. Como a LUCINDA estava por perto, isso não aconteceu. LUCINDA cuida muito bem de sua mãe, tendo enorme paciência para levar adiante a sua cruz.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou hoje a maior temperatura do ano na capital de São Paulo: 34,7 graus. A mínima foi de 22,2 graus na estação do INMET, no MIRANTE DE SANTANA, na zona norte. A máxima anterior neste ano era de 33,1 graus, registrada no dia 27 de janeiro. O recorde absoluto na capital é de 37 graus e ocorreu no dia 20 de janeiro de 1999. Á tarde, uma forte chuva atingiu as zonas norte, sul, oeste e o centro da cidade.
 
O PPS do candidato derrotado à Presidência, CIRO GOMES, vai dar apoio “irrestrito e entusiástico” no segundo turno da eleição ao petista LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Após reunião com o presidente do Partido, senador ROBERTO FREIRE, CIRO disse estar à disposição para participar da campanha como o PT achar melhor, inclusive participando dos programas da propaganda eleitoral gratuita, que estarão de novo no ar a partir de segunda–feira, dia 14, e convocou os militantes do PPS a trabalhar por LULA. O PFL deverá aprovar amanhã uma recomendação de apoio ao candidato do PSDB, JOSÉ SERRA. Hoje, o presidente nacional do Partido, JORGE BORNHAUSEN, e o líder pefelista na Câmara, INOCÊNCIO OLIVEIRA, declararam voto no tucano.

A ex–governadora do MARANHÃO, ROSEANA SARNEY, esperou apenas o fim da campanha eleitoral para cuidar da saúde. Eleita senadora com um número expressivo de votos, ela embarcará para São Paulo no dia 10 e se internará no Hospital Sírio Libanês para retirada de um nódulo no seio direito. O ex–presidente JOSÉ SARNEY também irá a São Paulo para acompanhar a filha.

A temperatura máxima registrada em BANGU, de 38,8 graus, esquentou os ânimos de quatro dos sete traficantes presos no Batalhão de Choque da PM, a 40 quilômetros do bairro, onde por ironia seis deles estiveram até a rebelião de 11 de setembro. Um pedido de ventilador que foi negado pelo comandante da Unidade, FRANCISCO SPARGHOLI, deu início a um quebra-quebra na carceragem, às 16:06 horas. Apesar de vigiados 24 horas, os bandidos conseguiram enganar a segurança cobrindo com lençóis as câmeras antes de dar início ao tumulto. Os traficantes serão autuados por dano qualificado ao patrimônio público.

Um forte temporal de granizo destelhou mais de mil casas em PATO BRANCO, sudoeste do PARANÁ. A chuva começou por volta das 2 horas e durou cerca de meia hora.

Nesta noite, mesmo não jogando bem, o SÃO PAULO derrotou o CORITIBA por 3 a 1, no MORUMBI, e subiu para a terceira colocação do CAMPEONATO BRASILEIRO, um ponto atrás dos lideres JUVENTUDE e SÃO CAETANO. Outros resultados: FLUMINENSE 3 x PARANÁ 2 e GUARANI 3 x GAMA 1.

A TERRA é bombardeada por um fluxo constante de partículas cósmicas e outros tipos de radiação. O estudo desses componentes ampliou significativamente o conhecimento sobre o universo e garantiu a dois cientistas americanos e um japonês o PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA deste ano. RAYMOND DAVIS JÚNIOR, de 87 anos, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade da PENSILVÂNIA, EUA, e MASATOSHI KOSHIBA, de 76 anos, do Centro Internacional de Partículas Físicas Elementares da Universidade de TÓQUIO, no JAPÃO, vão dividir metade do prêmio de um milhão de dólares “por suas contribuições pioneiras na astrofísica, em particular na detecção de neutrinos cósmicos”. RICCARDO GIACCONI, de 71 anos, receberá a outra metade do prêmio “por suas contribuições à astrofísica que levaram à descoberta das fontes cósmicas do raio X”.

REVELOU que sofre de esclerose múltipla há duas décadas a atriz americana TERI GARR, de 52 anos. Ela percebeu os primeiros sintomas da doença em 1983, poucos meses depois de ficar famosa pelo papel no filme TOOTSIE, que lhe rendeu indicação ao OSCAR de atriz coadjuvante. Em NOVA YORK.

RECONHECIDA a autoria de uma das músicas italianas mais famosas do mundo, “SOLE MIO”. A canção não foi feita por GIOVANNI CAPURRO, mas por ALFREDO MAZZUCHI, morto em 1972.

2 003   :  -    QUARTA-FEIRA
Os capítulos finais de “MULHERES APAIXONADAS” prometem a mais variada gama de emoções. Numa das cenas que deve ir ao ar hoje, a ciumenta HELOÍSA (GIULIA GAM) tentará mais uma vez, se matar. Só que desta vez ela muda a técnica: atira-se ao mar. Seu pobre ex-marido, SÉRGIO (MARCELO ANTONY), que coincidentemente estará correndo na areia no momento do surto, salvará a moça da tragédia. Ele fará respiração boca a boca e avisará HELENA (CHRISTIANE TORLONI) de mais essa “proeza” da irmã. Por conta da maluquice de HELOÍSA, HELENA decide, finalmente, que a melhor solução é a internação. Ela pede, então, a SÉRGIO que entre em contato com o psiquiatra.  O próprio médico vai confirmar a necessidade de confinamento de HELOÍSA, para desespero da própria, que não perde a chance de acusar HELENA e SÉRGIO de quererem livrar-se dela.  Ainda no capítulo de hoje, o autor MANOEL CARLOS adiantará o desfecho de DIOGO (RODRIGO SANTORO) e LUCIANA (CAMILA PITANGA). O filho de LORENA (SUZANA VIEIRA) finalmente irá se comprometer de verdade, avisando a mãe que irá viver definitivamente com a prima. Ainda hoje, LAURA (CAROLINA KASTING) acerta as contas com o passado. Vai se encontrar com CÉSAR (JOSÉ MAYER) e devolver o anel que recebeu como presente de noivado quando ainda estavam juntos. Agora, LAURA quer ser feliz ao lado de TÉO (TONY RAMOS). O autor ainda faz mistério sobre alguns desfechos, mas adianta que o apaixonado FRED (PEDRO FURTADO) vai morrer com MARCOS (DAN STUBALCH) num acidente de carro, como estava previsto há dois meses. É provável que atores gravem cenas na própria sexta-feira, poucas horas antes de ir para o ar o final da novela.

Como tinha combinado com o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, às 10 horas estou no Monumento-Mausoléu, no IBIRAPUERA, onde encontro o Sr. MARCONDES acompanhado do GENERAL BUENO. Logo em seguida chega o FRANCISCO ZORZETE, da CO. RESTAURO e uma secretária. O arquiteto ZORZETE faz uma ligeira explanação sobre o restauro do Monumento: o que já foi feito e o que está para ser iniciado. Com a saída da NESTLÉ, houve necessidade de se buscar um novo patrocinador. Surgiu a CLARO, que patrocina, atualmente, o JORNAL NACIONAL. Depois das explicações do ZORZETE, passamos realmente a discorrer sobre o que mais nos interessa no momento: criação de um novo cinerário para colocação de mais de duzentas caixas contendo cinzas dos ex-combatentes. Muita conversa nesta manhã, mas as conclusões são complicadas. NÃO SE PODE MEXER NA ARQUITETURA DO MONUMENTO. Isso vai dificultar a idéia de construção de um novo cinerário. Fica decidido que se construirá uma placa, que seria afixada na entrada do Monumento, com os nomes de todos aqueles cujos restos mortais estão colocados embaixo da cripta do Monumento. Será feito isso durante o restauro do Monumento. Quase ao meio-dia, deixamos o local. 
Encontro-me com AMÉRICO e RONALDO e vamos almoçar, discutindo problemas policiais que enchem as páginas dos jornais. A quadrilha do LOBÃO está desmantelada, mas respingam nas polícias civil e militar as suspeitas de corrupção. Até o DELEGADO GERAL, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO teve o telefone grampeado. Uma conversa com seu auxiliar LUIZ CARLOS DOS SANTOS, o CHINA, mostra que o Chefe da Polícia Civil mandou avisar um delegado sobre investigação do Ministério Público Estadual, que teria descoberto supostos crimes praticados pelo colega. Depois, compareço com o AMÉRICO até o local onde estão CRISTIANO e RAFAEL, fazendo segurança.
VICTÓRIO comparece na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para discutir problemas financeiros de nossa Entidade. Não conto hoje com as presenças do Sr. MARCONDES, cansado pelo esforço realizado pela manhã, no Monumento Mausoléu e Cel MENDES, que não deixou aviso se virá ou não ao MMDC.
Encontro inúmeras dificuldades em organizar a lista dos nomes cujos restos mortais estão no Monumento. Por incúria de muita gente, tudo isso passou em “brancas nuvens” até a presente data. Mesmo assim, começo a organizar uma lista daqueles cujos restos mortais não estão nem nos columbários e nem nos cinerários. Telefono ao soldado SETANI, que organizou a listagem de todos os que estão no Monumento-Mausoléu, mas ele se encontra de férias e poderá me ajudar depois do dia 16.
Telefono ao CORONEL CELSO sobre um erro na convocação dos conselheiros para a reunião de 29 de outubro. Consta agosto quando deveria constar outubro. Diz o CELSO que isso já está sendo corrigido com outra convocação, colocada hoje no correio. O CAIO ALFAYA, como sempre, nada sabe. Telefonam-me a respeito disso: CORONEL PLÍNIO ANGANUZZI, MAX BASILE, Professor EGBERTO MAIA LUZ, advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO (que também irá responder a uma notícia do JORNAL DA TARDE denegrindo o nome do escoteiro ALDO CHIORATTO).   
Já em casa, telefono para o Cel MENDES. Ele se encontra em ATIBAIA. Combinamos ir amanhã à solenidade do 111º aniversário do Regimento de Polícia Montada “NOVE DE JULHO”.

Nesta noite nem o SANTOS escapou da péssima rodada do CAMPEONATO BRASILEIRO para os grandes times paulistas. O time de LEÃO empatou em 1 a 1 com o GUARANI, na VILA, e se distanciou ainda mais do líder CRUZEIRO (diferença sobe para dez pontos). No PACAEMBU, o CORINTHIANS apanhou do SÃO CAETANO pelo placar de 3 a 0, mesmo placar da derrota do SÃO PAULO para o BAHIA, em SALVADOR. Outros resultados: CRUZEIRO 2 x FLAMENGO 0;  CORITIBA 1 x GOIÁS 0; PONTE PRETA 2 x ATLÉTICO PARANAENSE 2; VASCO 1 x JUVENTUDE 1; FORTALEZA 2 x GRÊMIO 2.

A euforia tomou conta do mercado brasileiro, levando o risco País a fechar no nível mais baixo desde 31 de julho de 1998, em 616 pontos, e a BOLSA a subir 1,91% - a sexta alta seguida. Todo esse otimismo contagiou o câmbio: o dólar recuou 0,42%, para R$ 2,842. Foi a quinta queda seguida da moeda, que fechou na cotação mais baixa desde 4 de julho de 2003.

Um PÁLIO preto e uma bala de cobre são as pistas que a polícia dispõe para achar os criminosos que atacaram ontem três seguranças da escolta de FÁBIO DA SILVA, de 26 anos, filho do presidente LULA. Quatro ladrões tentaram roubar o VECTRA do Gabinete de Segurança Institucional na esquina das ruas GIRASSOL e SANTONINA, na VILA MADALENA, zona oeste de SÃO PAULO. Houve tiroteio, mas ninguém se feriu. Os bandidos fugiram. Os seguranças aguardavam o filho de LULA, que trabalha perto de onde tudo ocorreu.

O procurador-geral de Justiça, LUIZ ANTÔNIO GUIMARÃES MARREY, requereu hoje ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA a instauração de inquérito criminal contra o delegado-geral da Polícia Civil de SÃO PAULO, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO. Ele é suspeito de ter cometido crime de prevaricação ao determinar que outro delegado fosse avisado sobre escuta telefônica que teria descoberto crimes praticados pelo colega. Um inquérito civil por improbidade administrativa também foi instaurado hoje pelo Ministério Público Estadual contra o chefe da polícia paulista.
  
O comerciante SAMUEL ESCOBAR CARRASCO, de 31 anos, foi morto com um tiro após parar o carro e discutir com o Sargento PM CARLOS ROBERTO VALERIANO, que, de folga, fazia “bico” como “segurança de radar”. CARRASCO, que dirigia um VECTRA a 60 km/hora numa rua da zona leste da Capital em que o limite é de 50 km/hora, viu o flash do equipamento e ficou indignado. O PM afirmou que o comerciante o agrediu. A polícia disse que a multa seria anulada porque a foto do VECTRA saiu borrada. Essa tragédia, somada às ameaças a fiscais e aos constantes atos de vandalismo, levou a CET a anunciar que planeja a desativação de 40 radares móveis à noite.

No sexto velório do qual participou desde que tomou posse, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA discursou e foi aplaudido no salão nobre da Assembléia Legislativa do PARANÁ, hoje, onde foi velado o corpo do deputado JOSÉ CARLOS MARTINEZ, presidente nacional do PTB. A maior parte do discurso de LULA foi pontuada por elogios à lealdade política de MARTINEZ para com o Governo. Perguntado se MARTINEZ, que foi líder do governo FERNANDO COLLOR na Câmara, era um adversário, LULA reagiu: “Ele não foi meu adversário. Foi um parceiro excepcional nesses nove meses e não tenho dúvidas de que seus companheiros do PTB continuarão sendo”. Os corpos do deputado e dos outros três ocupantes do avião que caiu no dia 4 de outubro, em MATINHOS (litoral paranaense), só foram resgatados hoje. MARTINEZ será cremado amanhã.

INAUGURADO um busto em homenagem a um dos homens que mais fez pela preservação e respeito à cultura indígena no BRASIL, o indigenista ORLANDO VILLAS BÔAS. A escultura fica na praça JOHN LENNON, CITY LAPA, zona oeste de SÃO PAULO. A praça fica a poucas quadras do local em que ORLANDO morou até morrer, em dezembro de 2002. Nessa mesma praça, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC condecorou VILLAS BÔAS com a Medalha MMDC. O escultor ARI BORGO foi quem executou a obra. MARINA VILLAS BÔAS, acompanhada dos filhos NOEL e ORLANDO VILLAS BÔAS FILHO, inaugurou a estátua. Vestidas como índios, crianças do COLÉGIO SANTO IVO, um dos patrocinadores da obra, cantaram músicas que lembram a influência dos idiomas e costumes indígenas na sociedade brasileira.

Os freqüentadores do MERCADO MUNICIPAL PAULISTANO foram surpreendidos, hoje, pela visita do rei HARALD V, da NORUEGA, acompanhado da prefeita MARTA SUPLICY. Um tapete vermelho foi colocado no trajeto por onde eles passaram. A visita causou tumulto, já que muitos curiosos quiseram ver de perto o rei. Em frente ao Empório CHIAPPETTA, ele experimentou o tradicional bolinho de bacalhau e observou a maquete do projeto de restauração do mercado. O rei, com um aceno, afirmou ter gostado do bolinho. O pedido formal de empréstimo ao Governo da NORUEGA para a recuperação dos vitrais do mercado deveria ser feito após a visita, pela Secretaria de Relações Internacionais.

Vários artistas se apresentaram hoje, das 8 às 16 horas, na ESTAÇÃO BRÁS da CPTM para comemorar o DIA NO NORDESTINO. A festa contou com a presença de poetas, trovadores, romancistas e músicos. Entre os convidados estavam o grupo de forró TRIO VIRGULINO, CAJU e CASTANHA, TÉO AZEVEDO, os repentistas ANDORINHA, LUZIVAN MATHIAS e SEBASTIÃO MARINHO, e o grupo de maracatu pernambucano CLÃ MALAKOF.  

A ACADEMIA REAL DE CIÊNCIAS concedeu o NOBEL DE QUÍMICA a dois americanos, PETER AGRE, da Universidade JOHNS HOPKINS, que identificou e descobriu como funcionam os canais de água, e RODERICK MAcKINNON, de 47 anos, do HOWARD HUGUES MEDICAL INSTITUTE, que mostrou como os canais de íons controlam o fluxo dessas partículas. Ambos se graduaram em química e depois fizeram medicina.

O americano ROBERT ENGLE e o galês CLIVE GRANGER ganharam hoje o PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA por terem elaborado métodos de análises de séries temporais econômicas com volatilidade estacional, conhecidas pela sigla ARCH. Eles receberão um prêmio de 1,3 milhão de dólares.

ANUNCIADA a assinatura para o contrato de fusão entre a rede de TV americana NBC, controlada pela GENERAL ELECTRIC, e a VIVENDI UNIVERSAL ENTERTAINMENT, subsidiária americana do grupo francês VIVENDI. A NBC UNIVERSAL, nome da nova empresa, tem valor estimado em 43 bilhões de dólares. Em NOVA YORK.

LEILOADO por cerca de cem mil dólares, pela casa de leilões CHRISTIE´S um sofá vermelho criado pelo pintor surrealista SALVADOR DALI, em 1938, com o formato dos lábios da atriz americana MAE WEST, um dos maiores símbolos sexuais da história de HOLLYWOOD. A casa não divulgou o nome do comprador.

Seis pessoas morreram e 12 ficaram feridas, hoje, na explosão de um carro-bomba no setor comercial de SAN ANDRESITO, bairro no centro-oeste de BOGOTÁ. A explosão ocorreu às 8 horas locais (10 horas de BRASÍLIA) quando os vendedores abriam suas lojas e dois policiais chegavam ao local, alertados sobre um veículo suspeito. Quatro pessoas, incluindo os dois policiais, morreram na hora, enquanto as outras duas morreram no hospital.

O ator ARNOLD SCHWARZENEGGER, 56 anos, eleito ontem governador da CALIFÓRNIA numa votação histórica, não mudou o principal traço de sua campanha ao dar sua primeira entrevista: não deu detalhes sobre como pretende sanear as finanças do Estado, ao assumir, dentro de 40 dias. O déficit público de 38 bilhões de dólares desencadeou o processo cujo resultado foi o “recall” – a votação que abreviou o mandato do governador GRAY DAVIS e elegeu o ator.

2 004   :   -   SEXTA-FEIRA
LUCINDA está com problemas com um fogão que comprou não faz muito tempo. A instalação foi mal feita e hoje vem um técnico para resolver a situação. Surge outro empecilho na cozinha da LUCINDA, as borrachas da geladeira precisam ser trocadas, mas acontece que esse técnico diz que a fábrica não troca à borracha, mas a porta toda. Isso deixa a LUCINDA irritada nesta manhã.

Chego tarde no MMDS, quando vários oficiais já decidiram o que fazer na sexta-feira. Almoço com alguns deles. Com CARBAIA, CRISTIANO e RAFAEL vou ao BANESPA. Acertamos as contas da Entidade. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Converso, por telefone, com o CORONEL RENALDO. Este continua como tesoureiro da Sociedade, ainda tentando arrumar a vida financeira do MMDC. Sugiro a ele que se faça uma parceria com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de SÃO PAULO. Para isso o presidente da Sociedade deveria conversar com o presidente daquela Associação. Mas o Sr MARCONDES está duramente atingido pela doença de dona JÚLIA. Hoje não aparece na Sociedade. No lugar do VASCO encontra-se uma senhora indicada pelo CORONEL RENALDO, dona LUCIANE. Traz o filho para companhia e o menino mexe em tudo, como toda criança, por curiosidade. Não sei quem irá pagar a mulher pelo seu serviço. Pouco tempo permaneço ali.
Em casa, procuro colocar no computador as últimas notícias. Enquanto isso, o IAGO movimenta sua bisavó, seu avô e as demais pessoas.

Nunca na história de 55 anos da Fórmula 1 um autódromo havia sido fechado por causa de um tufão. Mas hoje, em SUZUKA, a programação de amanhã foi cancelada. O Tufão 22 (ou “MA-ON”) deve atingir a cidade por volta do meio-dia (meia-noite em BRASÍLIA), com ventos de 160 km/hora. No primeiro dia de treinos para o GP DO JAPÃO, a chuva caiu forte no circuito e os pilotos deram poucas voltas. “Nessas condições, não seria possível disputar a corrida”, afirmou o campeão MICHAEL SCHUMACHER, da FERRARI. Amanhã, ficarão todos trancados, de pilotos da F 1 a torcedores, esperando passar o tufão que deve ser um dos dez piores da história do JAPÃO. Tudo no autódromo foi trancado. O grid ficou para domingo (madrugada no BRASIL).

O centroavante DIDI (ex-corintiano) teve seu contrato rescindido pelo INTER, após o escandaloso episódio em que se envolveu na madrugada, quando agrediu com uma faca o stripper FELISBERTO WALDEMAR AQUINO, de 28 anos, que havia contratado para animar seu aniversário de casamento, no apartamento onde mora com a mulher e a filha, num elegante bairro de PORTO ALEGRE. Segundo FELISBERTO, o desentendimento ocorreu porque o jogador não quis pagar os 150 reais combinados. DIDI teria dito que agrediu o FELISBERTO porque este tentou violentar sua mulher. Após prestar depoimento na delegacia, o jogador viajou para o interior do Estado, sem dar entrevistas.

Pelo menos 30 moradores de um prédio de luxo no MORUMBI, zona sul da Capital, foram feitos reféns por bandidos que invadiram o condomínio nesta manhã. O bando armado levou jóias, dólares e um cofre dos cinco apartamentos. Durante perseguição, cinco criminosos acabaram presos. A polícia estima que a quadrilha era formada por doze homens. Moradores falam que eram quinze assaltantes.

A Justiça eleitoral condenou hoje o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ao pagamento de multa de 50 mil reais pelo uso indevido de bem público móvel para beneficiar a candidatura à reeleição da prefeita MARTA SUPLICY. De acordo com o juiz JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS, da 1 ª ZONA ELEITORAL DE SÃO PAULO, durante a inauguração do trecho de prolongamento da Avenida RADIAL LESTE, em 18 de setembro, “houve manifesto ato de propaganda eleitoral em favor da candidatura de MARTA SUPLICY em evento público, custeado pelo erário municipal, uma vez que a municipalidade foi a sua organizadora”. Segundo o juiz, LULA violou o artigo 73 da LEI ELEITORAL durante o trecho de oito minutos de discurso em que, falando de improviso, pediu votos em favor de MARTA.
 
O candidato do PSDB, JOSÉ SERRA, conquistou hoje espaço no meio sindical, berço dos petistas e da prefeita MARTA SUPLICY, sua adversária na eleição à Prefeitura de SÃO PAULO. Ele recebeu o apoio político do candidato derrotado PAULO PEREIRA DA SILVA, o PAULINHO (PDT), mais o reforço dos sindicalistas ligados à FORÇA SINDICAL, para o segundo turno da eleição. O anúncio do apoio de PAULINHO a SERRA foi feito pelo sindicalista repetindo o discurso do “medo” adotado pelo tucano na eleição presidencial de 2002 contra LULA e que também chegou a ser usado por MARTA contra o PSDB na atual disputa. “O PT com poder demais faz mal ao BRASIL. Esse é o principal problema. Temos medo do PT com poder demais”, disse PAULINHO. MARTA devolveu na mesma moeda, lembrando o discurso do “medo” feito pela atriz REGINA DUARTE contra LULA. O jornalista JUAREZ SOARES, candidato a vice-prefeito na chapa de PAULINHO e ex-filiado petista, também reforçou o clima anti-PT na cerimônia, que contou com a participação do governador GERALDO ALCKMIN.

A Justiça decretou hoje à noite a prisão preventiva de LUIZ CARLOS GOMES DA SILVA, de 26 anos. Ele foi preso na quinta-feira, dia 7, acusado de tentar estuprar uma adolescente de 16 anos, em RIBEIRÃO PIRES, mas a polícia desconfia que ele esteja envolvido também no assassinato da estudante EMILIE PEREZ DE SOUZA, de 10 anos, em RIO GRANDE DA SERRA. SILVA, no entanto, negou qualquer participação nos dois crimes. Cerca de cinco mil pessoas foram ao enterro de EMILIE, hoje, e pediram paz. Vários comerciantes fecharam as portas em respeito à família da vítima. O prefeito da cidade, RAMÓN VELASQUEZ, decretou luto oficial. Pela primeira vez, o comerciante NILSON GONÇALVES DE SOUZA, pai de EMILIE, de 40 anos, cogitou a hipótese de crime político. SOUZA, filiado ao PL, foi candidato a vice-prefeitura por uma coligação de partidos. EMILIE desapareceu no domingo, dia 3, e foi encontrada morta, nua, às 11 horas de quinta-feira, dia 7. A polícia apreendeu no local um boné e papéis de bala.

Um tiroteio entre dois bandidos e um sargento PM deixou ferido um jovem de 22 anos, nesta sexta-feira, em GUARULHOS. ADRIANO JOSÉ DA SILVA foi atingido na perna e não corre risco de vida. Os assaltantes foram presos. O SARGENTO PM RODRIGO ALVES CARDOSO foi abordado por HELINTON VIEIRA ANDRADE, de 18 anos, e um adolescente de 17, que anunciaram o assalto. Ao perceberem que o PM estava armado, atiraram. O sargento reagiu. Uma bala perdida atingiu o jovem. Ainda não se sabe de que arma partiu o tiro.

Com RODRIGO CASTRO, RAFAEL MOSCA e LUCAS SALATLA, o nadador THIAGO PEREIRA faturou a sua segunda medalha no MUNDIAL DE PISCINA CURTA DE INDIANÁPOLIS, nos EUA, nos 4x200 m livre (BRONZE).

DIVULGADO o exame antidoping positivo do cavalo “WATERFORD CRYSTAL”, que, montado pelo irlandês CIAN O´CONNOR, venceu a prova de saltos na OLIMPÍADA DE ATENAS. Se a contraprova confirmar o doping, a medalha de ouro será repassada ao brasileiro RODRIGO PESSOA, que montou o cavalo “BALOUBET DU ROUET”. Em DUBLIN, na IRLANDA.

Impostos, política dos EUA no IRAQUE, e a segurança do país, foram os principais temas do 2º debate entre o presidente GEORGE W. BUSH e seu adversário, o democrata JOHN KERRY, tecnicamente empatados nas pesquisas eleitorais americanas. O debate realizado nesta noite, na Universidade WASHINGTON DE SAINT LOUIS (MISSOURI),, foi o único no qual o público, eleitores indecisos escolhidos  por uma empresa de pesquisas, puderam fazer perguntas. Como no primeiro encontro, a discussão principal acabou ficando com o tema IRAQUE. Ambos se acusaram mutuamente de tornar o planeta mais perigoso. “SADDAM HUSSEIN representava uma ameaça excepcional e o planeta vai melhor desde que ele saiu do poder. Os projetos de meu adversário me levam a concluir que se ele fosse o presidente SADDAM estaria no poder, e o mundo seria mais perigoso”. KERRY retrucou, afirmando que “Se os DUZENTOS BILHÕES DE DÓLARES gastos até agora no IRAQUE fossem empregados no AFEGANISTÃO, OSAMA BIN LADEN estaria na prisão ou morto, e o mundo seria menos perigoso”. O debate de hoje foi mediado pelo jornalista CHARLES GIBSON, da rede de TV ABC. A expectativa era de que 63 milhões de pessoas o tenham visto.
 
Foi anunciado hoje a vencedora do prêmio NOBEL DA PAZ deste ano, a ambientalista queniana WANGARI MAATHAL. Ela é a primeira mulher africana a ganhar o NOBEL e encabeça um dos mais bem-sucedidos programas ambientais do mundo, estimulando mulheres pobres a plantar árvores. WANGARI MAATHAL, atual vice-ministra do Meio Ambiente no QUÊNIA, receberá o prêmio de 1,38 milhão de dólares “por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, democracia e paz”, justificou o Comitê Norueguês do NOBEL. A queniana é líder do Movimento CINTURÃO VERDE, que, em trinta anos, mobilizou mulheres pobres no plantio de trinta milhões de árvores, para recuperação das florestas de seu país.

A empresária americana MARTHA STEWART, de 61 anos, condenada por conspiração, declarações falsas e obstrução à Justiça, começou hoje a cumprir a pena de cinco meses na prisão de ALDERSON (VIRGÍNIA OCIDENTAL). A milionária que construiu um império comercial com a sua companhia, a MARTHA STEWART LIVING OMNIMEDIA, foi minuciosamente revistada e fichada logo que entrou no presídio. A porta-voz da prisão, CARLA WILSON, disse que MARTHA foi despida para uma revista geral assim que entrou no centro de detenção para que não levasse nenhum objeto escondido. Em março deste ano, um júri de NOVA YORK a declarou culpada no caso das investigações sobre a venda de ações da companhia de biotecnologia IMCLONE SYSTEMS.

O engenheiro britânico KENNETH BIGLEY, refém de extremistas islâmicos desde o dia 16 de setembro no IRAQUE, foi executado por seus seqüestradores, encerrando da pior maneira possível semanas de angústia e expectativa em seu país. O seqüestro de BIGLEY foi assumido pelo grupo TAHID E JIHAD, leal ao terrorista jordaniano ABU MUSAB AL-ZARQAWI, associado à rede AL-QAEDA.
BIGLEY, de 62 anos, foi capturado no bairro diplomático de BAGDÁ, com dois americanos, executados dias depois. Em vídeos anteriores divulgados pelos seqüestradores, ele fez apelos dramáticos e diretos a TONY BLAIR, por sua libertação. Num deles, apareceu enjaulado.
Em outro ato de violência, onze pessoas morreram hoje atingidas por ataques aéreos dos EUA em um casamento em FALLUJAH, oeste do IRAQUE.

A FRANÇA foi surpreendida na madrugada de hoje por um atentado a bomba contra a sede da Embaixada da INDONÉSIA, na capital, ferindo dez pessoas. A explosão ocorreu às 5:10 horas (1:10 de BRASÍLIA) causando danos no edifício, localizado num bairro nobre. É a primeira vez que ocorre um atentado em PARIS, desde o ataque de março de 1997 a uma mesquita, o que levou o governo a reforçar o esquema de segurança das embaixadas. A bomba era de potência média, mas assustou moradores do bairro, cortado pela AVENIDA VICTOR HUGO. Eles pensaram, inicialmente, que se tratava da explosão de um botijão de gás. O prefeito parisiense, JEAN PAUL PROUST, disse que a bomba abriu uma cratera junto a porta da embaixada e destruiu janelas do edifício e de prédios próximos. Em HANÓI (VIETNÃ), onde se encontrava hoje, o presidente JACQUES CHIRAC prometeu luta sem trégua contra o terror.      

2 005    :    -    SÁBADO
Um sábado abafado. A temperatura está alta. LUCINDA conversa sobre o estado de saúde de dona VALDECIR. Uma das filhas de nossa antiga vizinha, a LUCILA, esteve em casa ontem à noite e contou que o médico desenganou a família com relação a uma possível melhora dela. Veio para o hospital PADRE BENTO em lastimável situação e agora sua doença é irreversível, com infecção generalizada. Diz a filha de dona VALDECIR que a manhã está muito inchada e não voltou do estado de coma.

O céu escureceu de repente em pontos isolados da Capital e uma forte chuva que começou às 15:45 horas deixou ilhados moradores da região do VALE DO ARICANDUVA, na zona leste, devido ao transbordamento do RIO ITAQUERA. O mau tempo também deixou em estado de atenção as zonas sul e sudeste e a MARGINAL DO TIETÊ.

O DIÁRIO OFICIAL DE 8 DE OUTUBRO PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR PM JAIR RODRIGUES DE CAMARGO, da DAS/CG. Nasceu em 23 de maio de 1961. Entrou para a PMESP no dia 1 º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2 º Tenente – 25 de agosto de 1983; 1 º Tenente – 25 de agosto de 1987. Não tenho a data de sua promoção a capitão. Foi promovido a MAJOR no dia 25 de agosto de 2005.

Um incêndio de pequenas proporções atingiu hoje à tarde o TEATRO SÃO PEDRO, na BARRA FUNDA. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, quatro viaturas foram acionadas e o incêndio controlado facilmente. O fogo começou por volta das 16:10 horas e as causas ainda serão apuradas. O teatro foi inaugurado em 1917. Na década de 1940, o teatro foi desativado e em 1984 iniciou-se a recuperação do prédio, dois anos após o tombamento pelo patrimônio histórico.

 Dezesseis pessoas ficaram feridas na tarde depois que o teto da churrascaria MORUMBI GRILL, no bairro do MORUMBI, na zona oeste da Capital, desabou. No momento do acidente, por volta das 14:40 horas, cerca de 200 pessoas estavam no local para o almoço em esquema de rodízio, que custa R$15,90. O teto do estabelecimento, que fica na avenida ROQUE PETRONI JÚNIOR, 837, cedeu na parte onde ficava o bufê. Toda a estrutura metálica que sustentava o gesso do teto caiu. Na tarde deste sábado técnicos da Subprefeitura de SANTO AMARO iniciaram uma vistoria para determinar as causas do acidente.
 
Com um show de ROSINEI, CORINTHIANS faz 3 a 0 no FORTALEZA, chega à terceira vitória seguida, abre sete pontos de vantagem sobre o terceiro colocado e segue firme como o principal candidato ao título do BRASILEIRO. Na SERRA DOURADA, o GOIÁS fez 4 a 3 no VASCO e, com dois jogos a mais, continua a três pontos do líder. Hoje à tarde, a FIEL fez fa festa no PACAEMBU. ROSINEI acertou 100% dos passes, fez dois gols e comandou a vitória. CARLOS ALBERTO, que atuou no ataque, fez o outro gol.
Ainda tivemos: BOTAFOGO 1 x PALMEIRAS 2; JUVENTUDE 3 x SANTOS 1; PARANÁ 6 x FLUMINENSE 1; CRUZEIRO 4 x FIGUEIRENSE 0.

Cerca de vinte pessoas participaram hoje do enterro da dançarina ANA LÚCIA BANDEIRA BEZERRA, de 31 anos, morta por overdose de cocaína em 25 de setembro, em GÊNOVA, na ITÁLIA. O corpo chegou na sexta-feira de manhã, mas o atestado de óbito só foi liberado à noite e foi enterrado no Cemitério do CAJU, na zona portuária do RIO. 

O ex-prefeito da Capital PAULO MALUF, 74 anos, preso desde o dia 10 de setembro na carceragem da Polícia Federal, em SÃO PAULO, fez exames de endoscopia gástrica e colonoscopia, hoje, no Hospital das Clínicas. Há cerca de dez dias MALUF reclamava de fortes dores nos órgãos do aparelho digestivo. Segundo a equipe médica que atendeu o ex-prefeito, MALUF tem gastrite erosiva, hérnia de hiato, esofagite e moléstia diverticular do cólon (pequenas inflamações no intestino grosso).
O ex-prefeito já apresentava esses sintomas antes de ser preso, segundo os seus médicos particulares. Eles disseram, no entanto, que, com a atual situação do ex-prefeito, que está preso, essas doenças tendem a se agravar. As moléstias não são graves, mas causam desconforto. MALUF chegou ao Instituto Central do Hospital das Clínicas às 8 horas. Ele foi transferido da sede da PF em uma ambulância, escoltada por um carro da polícia. Na noite anterior, ele havia dormido pouco por conta dos remédios que tomou para realizar os exames.

Milhares de devotos de NOSSA SENHORA APARECIDA aproveitaram o último sábado antes do dia da santa – comemorado na próxima quarta-feira, dia 12 – para visitar, hoje, o SANTUÁRIO NACIONAL em APARECIDA. Até a noite, a direção da Basílica não havia divulgado o público que compareceu ao espaço do transcorrer desse dia, com expectativa que chegasse a 97 mil fiéis, que se aglomeravam por todas as áreas – igreja, shopping dos Romeiros e até estacionamento.

A Polícia Federal transferiu na noite de ontem o traficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR, da carceragem de sua superintendência em BRASÍLIA para a de FLORIANÓPOLIS. A PF disse em BRASÍLIA que a operação estava sendo preparada havia meses, mas o superintendente de FLORIANÓPOLIS, ILDO ROSA, garantiu ter sido pego de surpresa. Segundo a PF, a decisão foi tomada depois que a polícia do RIO descobriu que uma gangue inimiga pretendia seqüestrar o traficante e matá-lo. BEIRA-MAR chegou à cidade num avião da PF às 22:15 horas e foi levado à superintendência, que fica no bairro AGRONÔMICA, vizinha da residência oficial do governador LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA. O traficante está sozinho numa ala com duas celas. A superintendência agrupou 14 presos na outra ala do prédio. A equipe de 16 homens que acompanhou BEIRA-MAR deve permanecer em FLORIANÓPOLIS até que o traficante seja levado a um presídio federal.

Duas pessoas morreram no final da tarde em um acidente com um ultraleve na Rodovia FERNÃO DIAS, altura do km 40, pista SÃO PAULO/MINAS GERAIS, em ATIBAIA. O engenheiro civil AYRTON JERRY HOLTZ LEME, de 52 anos, e o mecânico AROLDO ALVES DE SIQUEIRA, de 33 anos, tinham saído do aeroporto de ATIBAIA às 16 horas para fazer um vôo panorâmico pela cidade. Ninguém sabe o que aconteceu, mas a aeronave perdeu altura e caiu na rodovia.
“Esse é o quarto filho que eu perco nos últimos doze anos, todos tiveram mortes violentas e o mais curioso de tudo é que dois deles morreram nesse mesmo trecho da rodovia FERNÃO DIAS”, afirma o aposentado JÚLIO ALVES DE SIQUEIRA, pai de AROLDO. Segundo ele, há oito anos, a mulher do mecânico também morreu em desastre de carro na mesma rodovia. “A situação dela foi pior porque ficou presa entre as ferragens e o automóvel pegou fogo”, diz, inconformado.

PARAGUAI e EQUADOR garantiram hoje a classificação para a COPA de 2006, na ALEMANHA. Assim como na COPA de 2002, na ÁSIA, as duas seleções se juntam a ARGENTINA e BRASIL como os representantes sul-americanos a conquistarem vaga diretamente. URUGUAI, COLÔMBIA e CHILE ainda lutam pela quinta colocação, que dá direito a brigar por um lugar no MUNDIAL em uma repescagem com a AUSTRÁLIA, vencedora na OCEANIA.
Jogando em MARACAIBO, o PARAGUAI venceu a VENEZUELA por 1 a 0 e assumiu o terceiro lugar, com 28 pontos. O gol da vitória foi marcado por HAEDO, aos 20 minutos do segundo tempo.
O EQUADOR recebeu o URUGUAI e não saiu do 0 a 0, resultado que garantiu o passaporte para a ALEMANHA. Foi aos 27 pontos, ficando em quarto lugar. O URUGUAI continua na quinta posição, com 22 pontos. Em BARRANQUILLA, COLÔMBIA e CHILE ficaram no 1 a 1. As duas seleções chegaram aos 21 pontos.

SHOW DA FÉ EM BELÉM DO PARÁ: O CÍRIO DE NAZARÉ não pode ser contado, precisa ser visto, reza um ditado popular em BELÉM, cidade que abriga uma das maiores festas religiosas do BRASIL. Anualmente, cerca de dois milhões de pessoas vão à capital paraense para dar força ao dito e participar da grande maratona da fé que é o CÍRIO DE NAZARÉ. Iniciada em 1793, a festa tem como figura central NOSSA SENHORA DE NAZARÉ. A imagem da santa faz um caminho de ida e volta à Basílica de NAZARÉ. Conta a lenda que a imagem, encontrada por um agricultor em 1700, tinha o poder de voltar sozinha para seu lugar de origem: as margens de um igarapé, onde hoje está instalada a basílica dedicada a ela.
Nesse percurso, que refaz o “movimento” da estátua, a santa é acompanhada por multidões. A imagem dos fiéis apertados na tentativa de segurar as cordas que sustentam a berlinda (estrutura que carrega a VIRGEM) já se tornou uma das marcas registradas do evento.
A primeira festa do CÍRIO DE NAZARÉ aconteceu para o pagamento de uma promessa, em 1793. Dom FRANCISCO DE SOUZA COUTINHO, fidalgo português que governava o PARÁ, pediu à santa que o curasse de uma doença a tempo de participar de uma grande feira agropecuária organizada por ele. Restabelecido, ele acertou as contas com a VIRGEM DE NAZARÉ. A procissão foi simples, com a imagem sendo carregada pelo capelão local. Os fiéis carregavam velas grandes, muito comuns em PORTUGAL, chamadas círios. Essas velas, assim como na EUROPA, acabaram emprestando seu nome à romaria. A iluminação era necessária porque, ao contrário do que ocorre hoje, a procissão caminhava durante a noite.

A edição 2005 do ECOMOTION/PRO, a maior corrida de aventura da AMÉRICA LATINA, foi encerrada neste sábado na cidade de GRAMADO, região serrana do RIO GRANDE DO SUL. O evento, que faz parte do circuito mundial AR WORLD SERIES, começou no domingo, dia 2, na cidade de TORRES e durou sete dias e seis noites ininterruptas. Os espanhóis da equipe BUFF NIKE-AGG foram os primeiros a cruzar a linha de chegada após 68h43m de prova, na quarta-feira, dia 5. Apesar da chuva e da serração, 29 equipes das 51 participantes completaram o percurso de 444 quilômetros. O primeiro quarteto brasileiro que finalizou a maratona que reuniu “trekking”, “mountain bike”, natação, canoagem e rappel foi o OSKALUNGA BRASIL TELECOM, classificando-se em terceiro lugar. A segunda posição ficou para os atletas americanos e neozelandeses da equipe TEAM MERELL/WIGWAM ADVENTURE.
         
Um violento terremoto matou ao menos 2.800 pessoas no norte do PAQUISTÃO e outras 300 em partes da ÍNDIA na região de CACHEMIRA, disputada pelos dois países. Além de reduzir vilarejos a escombros, o tremor, que atingiu 7,5 graus na escala RICHTER, derrubou escolas – cheias de crianças – e prédios residenciais em ISLAMABAD, a capital paquistanesa. Foi o maior terremoto dos últimos cem anos na região, e o número de mortos ainda pode crescer. O porta-voz do presidente paquistanês, PERVEZ MUSHARRAF, GENERAL SHAUKAT SULTAN, disse que “as mortes podem ser milhares” em várias partes do país. Cerca de 400 crianças morreram em duas escolas na Província da Fronteira Noroeste, onde se temia que número de mortos chegasse a mil. O terremoto aconteceu às 8:50 horas (0:50 hora de BRASÍLIA), nas montanhas da CACHEMIRA paquistanesa, perto da fronteira com a ÍNDIA. O primeiro tremor foi seguido de mais vinte, que atingiram magnitudes de 4,6 a 6,3 graus nas dez horas seguintes. O terremoto foi sentido em todo o subcontinente, atingindo as capitais do AFEGANISTÃO, ÍNDIA e BANGLADESH. No AFEGANISTÃO, quatro crianças morreram e uma mulher ficou ferida.

Na GUATEMALA, um deslizamento de lama causado pelo furacão STAN, matou cerca de 1.400 pessoas na aldeia de PANAJAB, na GUATEMALA.

2 006   :    -    DOMINGO
O piloto espanhol FERNANDO ALONSO (RENAULT) venceu nesta madrugada o GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO, penúltima prova da temporada, no Circuito de SUZUKA. O brasileiro FELIPE MASSA, da FERRARI, ficou em segundo, seguido pelo italiano GIANCARLO FISICHELLA, da RENAULT. Foi a sétima vitória de ALONSO na temporada e agora tem 126 pontos no campeonato contra 116 do alemão MICHAEL SCHUMACHER, que não pontuou: o motor de sua FERRARI explodiu na 37 ª volta e ele abandonou a prova.
Agora, ALONSO só precisa de mais um ponto na última prova da temporada, o GP DO BRASIL, em INTERLAGOS, no dia 22, para garantir o bicampeonato.
MASSA largou na primeira colocação, mas na segunda volta foi ultrapassado por SCHUMACHER. ALONSO, que largou em quinto, ganhou uma posição ao ultrapassar o italiano JARNO TRULLI, da TOYOTA. O outro brasileiro, RUBENS BARRICHELLO, que largou em oitavo, teve problemas com o carro, foi obrigado a fazer uma parada a mais nos boxes e terminou a corrida em 12 º lugar.
Enquanto esteve na pista, SCHUMACHER esteve à frente de ALONSO até o motor da FERRARI explodir na 37ª volta. Aí, ALONSO assumiu a liderança e venceu.
Foi a segunda vez na temporada que SCHUMACHER não completou uma prova – a outra foi no GP DA AUSTRÁLIA, em abril. E desde o GP DA FRANÇA de 2000 o alemão não abandonava com problema de motor.

Numa manhã tranqüila, passo a digitar e a imprimir as notícias referentes aos dias anteriores. Por causa de meu empenho nas solenidades do 74º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista (LAPA, OSASCO e CPOR), muita coisa ficou atrasada.

Em confronto com um adversário direto na luta pelo título, o SANTOS venceu o GRÊMIO por 1 a 0, na VILA BELMIRO, gol do zagueiro DOMINGOS. A dez rodadas do final do campeonato, o SANTOS assumiu a vice-liderança do BRASILEIRO, com 49 pontos, sete a menos que o SÃO PAULO. O GRÊMIO, com 48 pontos, caiu para o terceiro lugar. No PALESTRA ITÁLIA, o PALMEIRAS bateu o FLAMENGO por 3 a 1 e chegou a 36 pontos, afastando-se do rebaixamento.
O CORINTHIANS perdeu para o GOIÁS por 3 a 1, no SERRA DOURADA. Com 32 pontos, foi ultrapassado pela PONTE PRETA e é um dos quatro piores times do campeonato.

O palco da TV BANDEIRANTES se transformou na noite deste domingo num verdadeiro ringue em que os dois candidatos à Presidência, o petista LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que concorre à reeleição, e o tucano GERALDO ALCKMIN, duelaram por duas horas e 50 minutos. Fugindo de suas características, ALCKMIN partiu com tudo para o ataque. De “mentiroso e arrogante”, o tucano não economizou nos adjetivos ofensivos ao se referir ao petista. LULA também atacou chamando o rival de “bravateiro e leviano”, mas, em vários momentos, tentou esfriar os ânimos da disputa.
Logo na primeira pergunta, sobre corte de gastos, ALCKMIN atacou LULA dizendo que iria cortar o dinheiro da corrupção. E acrescentou: “Vou cortar gastos dos cargos comissionados, dos companheiros de partido”, afirmou.
O presidente reagiu à provocação, dizendo que ALCKMIN decora “chavões”. LULA afirmou que os governos tucanos cortam “o salário do povo trabalhador”. “A impressão que eu tenho é que o meu adversário utiliza o hábito daqueles que decoram os chavões para participar do debate”, disse o candidato petista à Presidência.
A partir daí, o tema corrupção dominou o primeiro confronto da disputa eleitoral, que registrou 14,2 pontos de média de audiência com pico de 20, segundo dados prévios do IBOPE, divulgados pela emissora. Cada ponto equivale a 54,5 mil domicílios na GRANDE SÃO PAULO.
O debate sobre corrupção dominou o encontro. LULA insistiu em comparar o seu governo com o do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE, o que conseguiu em alguns ataques, mas ALCKMIN puxou o debate para o governo de SÃO PAULO, que comandou até março deste ano. Quando o assunto ainda era o caso do dossiê contra os tucanos que petistas tentaram comprar, e ALCKMIN insistia em perguntar de onde teria vindo o dinheiro para o negócio, o presidente LULA insinuou que quem planejou a compra do dossiê tinha intenção de prejudicar sua candidatura, e não a dos tucanos. E defendeu o desempenho da Polícia Federal no caso.

Cerca de dois milhões de pessoas, segundo a Polícia Militar do PARÁ, foram às ruas de BELÉM hoje para acompanhar a procissão do CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, a padroeira dos paraenses. A celebração que ocorre há 214 anos, começou às 7 horas e se estendeu até às 14 horas. Os fiéis percorreram 3,6 quilômetros até o SANTUÁRIO DE NAZARÉ, onde o bispo de ABATETUBA, dom FLÁVIO GIONENALLE, presidente regional da Conferência Nacional dos Bispos do BRASIL (CNBB), celebrou uma missa com a presença de dom CLÁUDIO HUMMES, arcebispo de SÃO PAULO.
O CÍRIO DE NAZARÉ é realizado tradicionalmente no segundo domingo de outubro. A manifestação católica foi festejada com dois mil balões e duas toneladas de papel picado e centenas de pétalas de rosas lançadas durante a passagem da Berlinda – que conduz a Imagem de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ – pelas ruas da capital paraense.
A procissão sai da Catedral, no centro da capital, e segue até a Praça SANTUÁRIO DE NAZARÉ, onde a imagem da VIRGEM fica exposta para veneração dos fiéis durante quinze dias. O percurso já chegou a ser percorrido em nova horas e quinze minutos, como ocorreu em 2004, e foi considerado o mais longo CÍRIO, segundo o site oficial da procissão.
Em 2004, o CÍRIO DE BELÉM foi registrado como Patrimônio Cultural da Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“NOSSA SENHORA DA JANELA, ROGAI POR NÓS”. A frase é repetida por 20 fiéis que rezam, diariamente, uma novena no quintal de um sobrado de paredes azuis na Rua ANTÔNIO BERNARDINO CORRÊA, em FERRAZ DE VASCONCELOS. Os devotos se reúnem, sempre às 18 horas, em frente a uma imagem que acreditam ser de NOSSA SENHORA e que apareceu na janela da frente da casa em 14 de julho de 2002.
A convite da Diocese de MOGI DAS CRUZES, município vizinho a FERRAZ, especialistas em vidros elaboraram dois laudos, em setembro de 2002, comprovando que a imagem não tem origem sobrenatural. No entanto, isso não fez com que os vizinhos deixassem de acreditar que estavam diante de um milagre. “A paz e a tranqüilidade que a imagem nos trouxe é algo que não sabemos explicar”, diz ANTÔNIO JOSÉ DA ROSA, de 43 anos, que trabalha com demolição e mora na casa onde está a imagem.
No dia 14 de julho, aniversário da aparição, cerca de 100 pessoas assistiram a uma missa celebrada em frente à janela pelo padre JOSÉ EDUARDO FERREIRA, pároco da Igreja de NOSSA SENHORA DA PAZ. “Atendemos a esse pedido da comunidade”, explica o padre. “A Igreja aceita a explicação científica para a imagem, mas não despreza a crença das pessoas na figura de MARIA”.  

Trinta e três anos depois de sobreviver a um incêndio e a um pouso de emergência de um avião da VARIG em PARIS, ZILMAR GOMES DA CUNHA, 76, ainda não consegue dizer o que sentiu com relação à TRAGÉDIA NO VÔO 1907 da GOL. Aposentado, morando em NITERÓI, RIO, diz: “Sou católico e tenho certeza de que foi ELE quem me salvou. Não estava na minha hora de morrer”. CUNHA era o navegador do vôo que levava 134 pessoas à capital francesa em 11 de julho de 1973. Um minuto antes de chegar ao aeroporto de ORLY, o avião precisou fazer um pouso forçado por causa de um incêndio, que acabou matando 123. “Eu estava na cabine e não cheguei a ver o fogo. Quando percebemos que havia algum problema, não deu tempo de fazer mais “nada”, conta. “`É impossível explicar o que senti enquanto o avião descia”.
A força-tarefa da Aeronáutica e Exército já havia resgatado até o final da tarde 129 das 154 vítimas do acidente aéreo. Hoje, nove jornalistas fizeram um sobrevôo na área do acidente, próxima à fazenda JARINÃ, a bordo de um helicóptero SUPER PUMA. Antes, a aeronave havia aterrissado no campo de futebol da fazenda, trazendo corpos de 21 vítimas. Os restos mortais encontrados hoje foram colocados num caminhão frigorífico, para depois serem encaminhados para BRASÍLIA, para identificação final no IML. Até hoje, foram reconhecidos 61 dos 87 corpos que chegaram ao IML, o que corresponde a 40% dos corpos. Até hoje, 31 corpos haviam sido retirados do IML para enterro, entre eles, o do piloto da GOL, DÉCIO CHAVES JÚNIOR, 44. Ele foi enterrado no Cemitério CAMPO DA ESPERANÇA, em BRASÍLIA, no final da manhã.
O americano JOSEPH LEPORE, piloto do LEGACY, em depoimento à Polícia Civil de MATO GROSSO, obtido pelo programa “FANTÁSTICO” da TV GLOBO, afirmou que o plano de vôo do jatinho foi elaborado pela EMBRAER e previa o nível de 37 mil pés até MANAUS. Foi nessa altitude que o LEGACY da EMBRAER se chocou com o BOEING da GOL que seguia na mesma altitude em sentido contrário. O choque em pleno ar causou a morte de 154 pessoas no maior desastre aéreo brasileiro. O depoimento de JOSEPH foi reforçado pelo co-piloto do LEGACY, JAN PAUL PALADINO que também prestou depoimento à Polícia Civil.

OSCAR NIEMEYER foi internado no Hospital SAMARITANO do RIO DE JANEIRO neste domingo. O arquiteto, que tem 98 anos, sofreu uma queda em sua casa, ao tropeçar na dobra de um tapete, fraturou o quadril e teve que ser operado. Foi submetido a uma cirurgia para reconstrução do quadril.

O jornal “NOVAYA GAZETA” ofereceu hoje 25 milhões de rublos (quase 1 milhão de dólares) em troca de informações sobre o assassinato da jornalista ANNA POLITKOVSKAYA, encontrada morta no dia 7, sábado, em MOSCOU. ANNA, de 48 anos, que recebeu um tiro no peito e outro na cabeça, se soma à lista de mais de 300 jornalistas mortos ou desaparecidos na RÚSSIA, desde 1991. Além disso, segundo a União de Jornalistas da RÚSSIA, desde que o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, chegou ao poder, em 2000, 12 assassinatos de jornalistas ficaram sem esclarecimento.
O editor-chefe do jornal, DMITRI MURATOV, falou à emissora de rádio ECO, de MOSCOU, que espera que a recompensa permita desvendar o assassinato de uma das vozes mais críticas do jornalismo russo. ANNA alcançou a fama na RÚSSIA e no exterior por contar as atrocidades das tropas russas e das milícias de CHECHÊNIA na guerra, assim como por revelar a corrupção dentro das Forças Armadas. O KREMLIN, consciente da reação internacional ao assassinato, encarregou o procurador-geral, YURI CHAIKA, a assumir a investigação.
A Anistia Internacional disse que a RÚSSIA perdeu “uma corajosa e dedicada defensora dos direitos humanos”. Os EUA, por meio do porta-voz do Departamento do Estado, SEAN McCORMACK, expressaram “profundo choque” pelo assassinato. O chanceler francês, PHILIPPE DOUSTE-BLAZY, afirmou que “a brutalidade deste crime horrível comove a todos os defensores da liberdade de expressão”.

Em desafio a líderes mundiais, a CORÉIA DO NORTE realizou na manhã de segunda-feira, dia 9 (fim da noite do dia 8 no BRASIL) o primeiro teste nuclear de sua história, de acordo com a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA. “Nossa seção de pesquisa científica conduziu, de forma segura e bem-sucedida, um teste nuclear subterrâneo em 9 de outubro”, diz o despacho da agência. A nota acrescenta que a explosão se deu sem que houvesse nenhum tipo de vazamento radioativo. A explosão foi detectada pelo centro de vigilância sísmica da CORÉIA DO SUL, que informou imediatamente os serviços de inteligência do país. O governo sul-coreano convocou em seguida uma reunião de emergência. O Instituto Geológico dos EUA não detectou atividade sísmica na CORÉIA DO NORTE, mas especialistas dizem que a prova nuclear pode não ter sido suficientemente potente para ser sentida em outras partes do planeta.       

RAÚL CASTRO, que ocupa provisoriamente o poder em CUBA – e é irmão de FIDEL CASTRO – afirmou hoje que o ditador não está morrendo. RAÚL falou após o encerramento do 5 º Congresso da Organização de Pioneiros (estudantes) JOSÉ MARTÍ. Sem citar nomes, ele disse que o governante cubano se reuniu na noite deste sábado, dia 7, com autoridades do país e passou algumas orientações. “Está aí, ele tem um telefone e o usa cada dia mais, o que quer dizer que está trabalhando”, disse. RAÚL acrescentou que o irmão “cumpre seu repouso, mas trabalha cada dia mais”. FIDEL CASTRO, 80, se recupera há cerca de dois meses de uma cirurgia intestinal, que o obrigou a ceder provisoriamente o poder ao irmão RAÚL.

2 007      :       -      SEGUNDA-FEIRA       16181Z2182/   /27182204/
Temperatura alta neste início de semana. Levanto tarde, face meus trabalhos no computador até de madrugada. LUCINDA está preocupada com sua cadela “MEL”, que adquiriu uma virose na semana passada. MARLENE e ALEMÃO vão levá-la a um veterinário.
Levo para a HEMEROTECA VENTURA uma parte de minhas memórias de 2005, para desocupar lugar para os livros deste ano. Também um pacote de jornais de 2007 é guardado na hemeroteca, além de recortes de jornais relativos a ECONOMIA e CADERNOS DE TV.
Por volta das 13:30 horas, estou almoçando com VICTÓRIO. COLOMBO está atrapalhado. Deverá ir até o Hospital da Cruz Azul, para fazer consultas. No MMDC, nesta tarde, encontro o GINO, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e advogado ROMAGNOLI. Conversamos sobre a nossa viagem a MINAS GERAIS, que acontecerá na noite de amanhã. Sobre esse assunto, recebo telefonemas do CORONEL MENDES, que se encontra no GRANDE ORIENTE.
Professor JOSÉ CARLOS traz 21 currículos das autoridades indicadas para receber as Medalhas CONSTITUCIONALISTA (sete pessoas) e PEDRO TOLEDO (outras 14 pessoas). Esses currículos serão encaminhados à 5ª EM/PM para confecção dos diplomas. A entrega das medalhas acontecerá na manhã do dia 17 de outubro.
ROMAGNOLI comunica que a data para entrega de medalhas na Câmara Municipal de GUARULHOS mudou de 23 para 25 de outubro.

Além das críticas dos policiais militares da ativa ao reajuste das gratificações aprovado na semana passada, agora os PMs aposentados por invalidez também se revoltaram e prometem de mobilizar para aumentar o valor de seus benefícios. Em ofício encaminhado a JOSÉ SERRA, a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência acusa o governo de fazer pouco caso em relação às necessidades da tropa e dá prazo de 48 horas para que a administração estadual envie à Assembléia uma proposta de recuperação salarial da corporação. A entidade argumenta que os policiais aposentados perdem todas as gratificações a que têm direito na ativa, embora quase sempre tenham gastos com remédios e tratamentos médicos. Se não for atendida, a associação planeja fazer atos públicos para expor os problemas que os PMs enfrentam.

Três pessoas de uma mesma família morreram, após serem atropeladas e arrastadas por quase 15 metros, por uma caminhonete, modelo RANGER, dirigida pelo promotor de Justiça WÁGNER JUAREZ GROSSI, de 42 anos. Segundo testemunhas, o promotor estava bêbado.
O acidente aconteceu ontem à noite, na rodovia ELIEZER MONTENEGRO MAGALHÃES, próximo a ARAÇATUBA, a 525 km de SÃO PAULO. O metalúrgico ALESSANDRO SILVA DOS SANTOS, de 27 anos, a mulher ALESSANDRA ALVES, de 26 anos e o filho ADRIAN RIEL ALVES, de 7 anos, que estavam na moto morreram no local. O promotor foi levado à delegacia de ARAÇATUBA, mas se recusou a fazer o exame de dosagem alcoólica – por lei, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. No entanto, o delegado seccional de ARAÇATUBA, ELY VIEIRA DE FARIA, chamou um médico legista que realizou no local, exames clínicos que comprovaram que o promotor dirigia a caminhonete alcoolizado.
Por pertencer ao Ministério Público, GROSSI foi liberado. A lei orgânica do MP prevê que apenas um promotor seja preso apenas em flagrante e em casos de crime inafiançável. De acordo com o TENENTE PM MARCELO REIS, da Rodoviária, a moto em que a família estava foi atingida de frente pela caminhonete do promotor, que voltava de um rancho as margens do rio TIETÊ.

O presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, articulou uma operação para produzir nos últimos meses um raio-x dos gastos oficiais de todos os senadores. O dossiê começou a ser feito pela direção-geral da Casa após as primeiras denúncias contra ele no Conselho de Ética. A pedido de RENAN, o diretor-geral do senado, AGACIEL DA SILVA MAIA, solicitou à Secretaria de Controle Interno uma cópia, em papel, da prestação de contas da verba indenizatória de todos os 81 senadores. Nos papéis estão as despesas contraídas pelos parlamentares e as notas fiscais que em tese comprovam como foi gasta a chamada verba indenizatória. O objetivo de RENAN era descobrir gastos irregulares e pressionar colegas que ameaçam votar por sua cassação. O PSDB e o DEM entrarão amanhã com outra representação contra RENAN, a quinta, cobrando apuração de denúncia sobre dossiê para intimidar senadores.

Os atores LÍLIA CABRAL e LÁZARO RAMOS foram indicados nesta segunda-feira ao INTERNACIONAL EMMY AWARDS, prêmio dado aos melhores da tevê em todo o mundo. Eles estarão concorrendo nas categorias de melhor atriz e ator, respectivamente. “Acho que, quando o universo conspira a favor, tudo dá certo”, disse LÁZARO, sobre sua indicação como “FOGUINHO”, na novela COBRAS E LAGARTOS. LÍLIA CABRAL foi apontada por sua interpretação como a cruel MARTA, de “PÁGINAS DA VIDA”. O BRASIL também será representado por outros cinco trabalhos. Os vencedores serão anunciados dia 19 de novembro, no Hotel HILTON, em NOVA YORK.

Faleceu, aos 71 anos, o ex-deputado estadual FERNANDO PERRONE. Era formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP e licenciado em Sociologia.  Entrou para a política em 1966, concorrendo a deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro. Eleito, fez parte das Comissões Permanentes (1967-1969) como efetivo na de Economia. Em 1967, foi escolhido o melhor deputado do ano de 1967, por sua defesa à Educação. Obrigado a deixar o País, como exilado político, foi para o CHILE, onde permaneceu por dois anos, ministrando aulas. Foi para PARIS, onde fez seu Doutorado em Sociologia da Comunicação, tendo sido professor da Universidade SORBONNE. Em 1974, com a queda do regime de SALAZAR, a convite do GENERAL VASCO GONÇALVES, foi para PORTUGAL, onde trabalhou no Ministério das Comunicações e exerceu o magistério na Universidade de COIMBRA. Mais tarde, voltou à FRANÇA, de onde retornou ao BRASIL, após a lei de anistia. Foi nomeado, no governo SARNEY, para presidente da Caixa Econômica Federal. No governo FRANCO MONTORO, foi diretor da Empresa paulista de Planejamento Metropolitano S.A. – EMPLASA -, na administração de ALMINO AFONSO. Dirigiu a seção paulista da Fundação PEDROSO HORTA. Deixa diversos artigos publicados no BRASIL e no exterior e os livros ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA e RELATO DE GUERRAS. O corpo do ex-parlamentar foi velado no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, e será trasladado para o Crematório de Vila Alpina.  

O Comandante das Forças Armadas da BOLÍVIA, GENERAL WILFREDO VARGAS, garantiu ao jornal “LA RAZÓN”, que os militares “respeitam” a decisão do presidente do país, EVO MORALES, de participar das homenagens a ERNESTO “CHE” GUEVARA, que combateu e foi morto pelo Exército boliviano há 40 anos. No entanto, segundo VARGAS, os militares estão celebrando, por sua vez, os soldados que morreram combatendo o guerrilheiro argentino.
Segundo VARGAS, a principal homenagem às dezenas de soldados que caíram na luta contra CHE foi realizada no quartel da divisão militar de CAMIRI, povoado do sudeste boliviano, para onde foram enviados de LA PAZ 360 soldados para lutar contra os guerrilheiros.
A mídia boliviana divulgou numerosas queixas de generais e outros oficiais militares da reserva, que classificaram as celebrações do CHE no país como uma “ofensa à dignidade nacional” e um insulto às Forças Armadas.
Em CUBA, as homenagens ao homem que lutou lado a lado de FIDEL CASTRO na revolução cubana começaram hoje, com uma manifestação no mausoléu onde estão os restos mortais de CHE GUEVARA, depois de terem sido desenterrados de uma cova rasa na BOLÍVIA e enviados a CUBA em 1997. Um artigo publicado no jornal cubano “GRANMA”, FIDEL homenageou o amigo. “Faço um intervalo no combate diário para curvar minha cabeça, com respeito e gratidão, ante o lutador excepcional, que caiu há 40 anos”, escreveu FIDEL.
Cerca de dez mil trabalhadores e estudantes cubanos se reuniram hoje em SANTA CLARA, cidade no Centro de CUBA, diante da estátua de bronze em que aparece CHE GUEVARA com um rifle. O guerrilheiro liderou a vitória dos revolucionários contra as tropas do ditador FULGÊNCIO BATISTA em 1958.
Foi em LA HIGUERA, perto de VALLEGRANDE no sudeste boliviano, onde o guerrilheiro foi morto em 9 de outubro de 1967, aos 39 anos. Por onze meses, CHE GUEVARA liderou a luta armada na região.

Os geneticistas americanos MARIO CAPECCHI e OLIVER SMITHIES e o britânico MARTIN EVANS venceram o prêmio NOBEL DE MEDICINA. O anúncio foi feito hoje pelo comitê do prêmio, do Instituto KAROLINSKA (SUÉCIA). O trio isolou o papel de milhares de genes no desenvolvimento de problemas de saúde. A descoberta pode ajudar na elaboração de técnicas que levam à cura de câncer e diabetes, por exemplo.   

O MEMORIAL DO IMIGRANTE, na MÓOCA, zona leste, promete a partir de amanhã oferecer uma viagem no tempo – que permitirá a muitos paulistanos conhecer a história de seus antepassados. O memorial organizou uma expedição para comemorar os 120 anos da Hospedaria de Imigrantes, que funcionou no prédio de 1887 a 1978, centro de referência de europeus e asiáticos que chegavam ao BRASIL, em busca de promessa de uma vida melhor. São 80 fotografias, móveis e utensílios de época e documentos como livros de registros da hospedaria e dos navios que desembarcavam no PORTO DE SANTOS. A exposição ficará um ano em cartaz. Num dos salões, o público terá acesso a vídeos de depoimentos de imigrantes. Muitos deles contam a aventura de tomar um navio para uma terra ainda desconhecida e viajar em alto-mar quase dois meses. Desciam em SANTOS, tomavam o trem para SÃO PAULO e depois seguiam para a hospedaria, com todos os pertences que lhes restavam. No local funcionava uma espécie de agência de empregos. Os imigrantes ficavam em média uma semana e partiam para lavouras de café.
O prédio continua funcionando como referência, agora para os descendentes, que procuram por suas raízes. 

Devolveu as cinco medalhas que conquistou nas Olimpíadas de 2000, em SIDNEY, a velocista americana MARION JONES. Ela confessou ter tomado anabolizantes na época da competição, mas jura que foi sem querer. MARION afirma que foi enganada pelo ex-treinador, que lhe ministrava o doping dizendo ser um suplemento alimentar à base de “semente de linho”. O Comitê Olímpico Americano não quis saber de conversa e pediu que ela devolvesse as medalhas – três de ouro e duas de bronze. No TEXAS.

Anunciado pelo primeiro-ministro GORDON BROWN que a INGLATERRA vai retirar mais da metade de seu contingente militar do IRAQUE a partir de março do ano que vem. Com a medida, 2.500 soldados britânicos voltarão para casa. Os ingleses são os principais aliados dos ESTADOS UNIDOS na invasão do IRAQUE. O anúncio foi feito cerca de um mês depois de o presidente americano, GEORGE W. BUSH, dizer que pretende reduzir em 30 mil homens o efetivo de seu país no IRAQUE. Atualmente há 168 mil soldados dos ESTADOS UNIDOS em solo iraquiano.

2 008      :      -     QUARTA-FEIRA
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃOPAULO
ACADEMIA PAULISTANA DE HISTÓRIA

A Academia Paulistana de História concederá o Prêmio ‘Clio’ 2008 no auditório do IHGSP
 
Nelly Martins Ferreira Candeias  1ª mulher presidente do IHGSP
Hernani Donato São Paulo em 1932 – A luta gloriosa
Brecheret
A  Linguagem das formas Victor Brecheret Filho
(autor)
Paulo Bomfim O poeta de São Paulo
Frei Galvão
Primeiro Santo brasileiro Armando Alexandre dos Santos  (autor)
Roberto Fontes Gomes Jornalista e Escritor
Mário Albanese Criador do Jequibau
Palos Flamencos Pepe de Córdoba
Manuel Marques O poeta das 12 cordas
Hélio Begliomini Vinte anos de História
Olimpismo Brasileiro Aristides Almeida Rocha e Henrique Nicolini
Devoção à Nossa Senhora Aristides Almeida Rocha e Ivane P.Soeiro Rocha
Takeharu Akagawa Sonia Sahão
A cidade, a noite e o cronista Maria Izilda S. de Matos
Assad Abdalla  Sua obra e Vida Adel Avada

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo convida para a posse solene de João Baptista Oliveira
8 de outubro, quarta-feira, às 15:00 horas
Rua Benjamin Constant, 158 - Centro

Uma gripe me pega de jeito. Antes, a garganta se manifestara inflamada, a dias atrás. Agora é a coriza que me perturba. Para melhorar o meu astral, chove e o dia não é nada agradável. Apesar de tudo isso, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde está marcada uma reunião do Conselho Deliberativo. Nem bem chego no MMDC e sou chamado para almoçar pelo COLOMBO. Acontece que não dá para conversar muito com os oficiais, interessado em saber a minha opinião sobre a crise financeira que desaba hoje no mundo.
No MMDC encontro, ao voltar do almoço: CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, GINO STRUFFALDI, ROMAGNOLI e JANAÍNA. O presidente do Conselho Deliberativo aguarda meia hora, após o horário marcado para o início da reunião. Acontece que não aparece um só conselheiro. A reunião não se realiza, fica adiada para o final do mês. Aproveitamos o momento para discutir assuntos que afligem a Sociedade. O principal deles é o financeiro. CORONEL JAIRO quer solicitar ao governo uma subvenção para o ano que vem. Mais tarde também comparece na Sociedade o TENENTE PM GONÇALVES. Ele não é conselheiro e pertence ao Conselho Fiscal.
Não temos contato com o MENDES nesta quarta-feira. O GINO vai assistir a solenidade marcada no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. O jornalista J.B. OLIVEIRA será admitido como membro titular do IHGSP. Minha situação de saúde obriga-me retornar para casa mais cedo. A tarde é chuvosa e ajuda a piorar a gripe.
Na viagem de volta, demorada, termino a leitura do livro “ENCONTROS COM A VERDADE”, de ELISA MASSELLI. O livro conta a história de MARINA, que vive no plano espiritual dedicada a suas atividades e habituada a nova situação, não entende por que desencarnou tão jovem, no auge da felicidade conjugal, deixando dois filhos pequenos. Convidada a fazer parte de uma equipe de socorristas espirituais, teria a chance de voltar a Terra e rever sua família. Entretanto teria que enfrentar seus medos. Amparada por amigos verdadeiros, encontra a força necessária para acompanhar o grupo. Participa de missões especiais de ajuda a irmãos encarnados, sendo sua presença muito importante para que o destino seguisse seu caminho. Na volta à sua antiga casa, revê seus familiares e entende o motivo de tê-los deixado tão cedo. A leitura desta fascinante narrativa nos lembra que Deus está ao nosso lado e que Ele deseja sempre a nossa felicidade, ajudando-nos a enxergar soluções para situações que nós mesmos criamos, a fim de estarmos preparados para nossos Encontros com a Verdade.

A sensação térmica de quem saiu às ruas da capital paulista hoje à noite e madrugada foi de 7 a 10 graus. A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergência era de que a temperatura mínima na madrugada chegasse a 12 graus, mas a sensação seria de mais frio, por causa do vento úmido que sopra do mar. O tempo deve melhorar um pouco amanhã, com aberturas de sol, mas o frio ainda continua.

O empate sem gols, nesta noite, em FLORIANÓPOLIS, diante do FIGUEIRENSE foi tudo que o PALMEIRAS não queria a nove rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. A equipe perdeu a liderança para o GRÊMIO, que bateu o SANTOS por 2 a 0 no OLÍMPICO (56 pontos contra 54). E ainda pode ter a perigosa aproximação do SÃO PAULO, que joga amanhã diante do NÁUTICO, no MORUMBI. Uma vitória do TRICOLOR diminuirá a vantagem palmeirense para apenas dois pontos e dia 19 tem clássico no PALESTRA ITÁLIA.
Na luta do VASCO para fugir do rebaixamento, até um empate por 2 a 2 na ILHA DO RETIRO tem ares de tragédia. Um gol sofrido no último minuto do jogo impediu a equipe carioca de sair, ao menos por um dia, da zona de descenso.

Aos 59 anos, faleceu o ex-jogador do SÃO PAULO, CHICÃO, em decorrência de um câncer no esôfago. O enterro é amanhã, em PIRACICABA, cidade onde nasceu. “Eu perdi um amigo dentro e fora de campo, era uma pessoa excepcional. Conheci toda sua família em PIRACICABA, convivemos juntos. Estou muito triste porque realmente perdi um amigo”, lamentou o técnico MURICY RAMALHO, que jogou com CHICÃO no SÃO PAULO.
Por causa do falecimento do ex-jogador, o presidente JUVENAL JUVÊNCIO decretou luto oficial no clube. Pelo SÃO PAULO, CHICÃO fez 312 jogos e marcou 19 gols. Além do BRASILEIRO de 1977, ele conquistou ainda o PAULISTA de 1975. O ex-volante também jogou pelo ATLÉTICO MINEIRO, onde foi bicampeão estadual em 1980/1981. E ainda: XV DE PIRACICABA, UNIÃO BARBARENSE, SÃO BENTO, PONTE PRETA, SANTOS, CORINTHIANS-PP, BOTAFOGO-SP e MOGI MIRIM.
COUTINHO chamou CHICÃO de lado, avisou que o colocaria no lugar de TONINHO CEREZO para enfrentar a ARGENTINA no decisivo jogo pela COPA de 1978. O volante, capitão e campeão brasileiro pelo SÃO PAULO poucos meses antes, fez o que se esperava dele. Logo no começo do duelo, deu uma chegada mais forte em KEMPES. Resultado: o argentino, melhor do time naquele mundial, não jogou mais. O empate, sem gols, mais tarde, mostrou-se mais positivo para os donos da casa, que ficaram com o título. Já o volante, pelo menos, saiu da COPA eternizado pela sua participação na batalha de ROSÁRIO. Sempre foi valente. Hoje, encontrou um adversário com o qual não podia.  
O braço direito do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, GILBERTO CARVALHO, desembarca na próxima semana em SÃO PAULO para integrar a coordenação da campanha da petista MARTA SUPLICY. Diante da preocupação, no PT e no Planalto, com o crescimento do prefeito GILBERTO KASSAB na disputa, o chefe de gabinete de LULA vai tirar duas semanas de férias para reforçar a equipe da ex-ministra, que tenta retomar a dianteira na corrida municipal.

Enquanto espera a oficialização da aliança com o PPS de SONINHA, o prefeito GILBERTO KASSAB já pode contar com os tucanos trabalhando neste segundo turno pela sua reeleição. O presidente do PSDB, JOSÉ HENRIQUE REIS LOBO, garantiu, hoje, que o partido irá se integrar â campanha de maneira “muito intensa e ativa”. “Vamos para as ruas com o mesmo entusiasmo que fomos para o primeiro turno”, disse LOBO, após participar de um almoço no apartamento do prefeito, em PINHEIROS. No encontro ainda estavam o presidente de honra do DEM, o deputado federal JORGE BORNHAUSEN, e o coordenador da campanha de KASSAB, GUILHERME AFIF DOMINGOS. 

Com a trégua de 48 horas na greve da Polícia Civil, o atendimento voltou ao normal hoje em diversas delegacias da capital. Em algumas, houve filas para registrar ocorrências. Além da Associação dos Delegados, outras seis entidades sentaram à mesa hoje com o secretário de Gestão Pública para negociar salário linear para os ativos, inativos e aposentados. É o segundo dia de negociações, após anúncio de que a greve da polícia seria suspensa por 48 horas.

A vendedora de pet shop MARIA DILZA MARCENA MACIEL, de 38 anos, e sua filha AMANDA MACIEL DA SILVA, de apenas 5, morreram degoladas em casa, no JARDIM ZAÍRA, 4, em MAUÁ, ontem pela manhã. O vizinho MARCO ANTÔNIO SILVA DE SANTANA, de 29 anos, foi preso acusado do crime. Em sua casa, além de roupas manchadas de sangue, havia um videogame dos filhos de MARIA DILZA. Os corpos foram achados pelo outro filho de MARIA DILZA, de 14 anos. Ele estava na casa de um amigo e, quando passou em casa, antes de ir para a escola, viu a mãe e a irmã mortas, no quarto, sobre a cama. O menino saiu gritando por ajuda na rua.
Há indícios que a vendedora sofreu abuso sexual. No braço dela também havia uma mordida. Caso seja constatado o abuso, SANTANA também será indiciado por estupro e atentado violento ao pudor. Ele tem passagens por furto e roubo e estava foragido desde 2004, quando fugiu do regime semi-aberto. Há cerca de 20 dias, passou a morar de favor com a mulher na casa ao lado das vítimas. Vizinhos o descrevem como agressivo e dizem que fumava crack. 

Em ação inédita, dez dos mais poderosos bancos centrais do mundo reduziram hoje suas taxas básicas de juros, na tentativa de conter a crise. O FED (EUA), e o BC EUROPEU, além dos BCs de GRÃ-BRETANHA, CANADÁ, SUÉCIA, SUÍÇA e EMIRADOS ÁRABES, uniram-se ao esforço, seguidos depois pelos da CHINA, HONG KONG e AUSTRÁLIA. No BRASIL, o BC anunciou flexibilização dos depósitos compulsórios, o que deve injetar R$23,2 bilhões no sistema financeiro – no total, cerca de 60 bilhões de reais já foram liberados em diversas medidas nas últimas semanas. Além disso, o órgão retomou leilões de venda direta do dólar. A opção, que tira dólares das reservas internacionais e repassa a bancos, não acontecia havia cinco anos. Com isso, a moeda americana, que chegou a R$2,45, teve a primeira queda após cinco dias, fechando em R$2,28. Mas as ações dos BCs não impediram que os mercados tivessem um dia volátil – a BOVESPA caiu 3,85% e NOVA YORK recuou 2%. A pedido dos EUA, o ministro GUIDO MANTEGA (FAZENDA), atual presidente do G-20 FINANCEIRO, convocou para sábado um encontro do grupo – que reúne os 19 países mais ricos do mundo, além da EU – para discutir a crise.

O piloto do Exército israelense RON ARAD, capturado pelo grupo fundamentalista HEZBOLLAH em 1986, escapou dois anos depois e provavelmente morreu ao tentar chegar em ISRAEL a pé, segundo informou o grupo xiita libanês. A divulgação foi feita pelo jornal israelense MAARIV, que publicou um relatório secreto feito pelo HEZBOLLAH sobre o piloto e entregue ao governo em julho. O grupo aceitou entregar o documento como parte de uma troca de prisioneiros que foi mediada pela ONU.

As tropas russas se retiraram hoje da GEÓRGIA, permanecendo apenas nas províncias separatistas OSSÉTIA DO SUL e ABKHÁZIA. O porta-voz do Ministério do Interior georgiano disse que esse foi um passo positivo, mas que ainda faltam duas cidades para a retirada completa e o cumprimento de acordo de trégua. A RÚSSIA alega que as cidades fazem parte do território separatista.

A Academia Real de Ciências da SUÉCIA concedeu hoje o NOBEL DE QUÍMICA a três pesquisadores por seu trabalho com a proteína verde fluorescente (GFP, na sigla em inglês), uma das ferramentas mais utilizadas hoje no estudo de organismos vivos e que já gerou animais que “brilham no escuro”, como porcos e camundongos.
O japonês radicado nos ESTADOS UNIDOS, OSAMU SHIMOMURA, de 80 anos, e os americanos MARTIN CHALFIE, de 61, e ROGER TSIEN, de 56, dividirão igualmente o prêmio de dez milhões de coroas suecas (cerca de 3 milhões de reais). SHIMOMURA isolou a proteína de uma medusa do Oceano PACÍFICO, CHALFIE a transformou em instrumento de pesquisa e TSIEN permitiu que se popularizasse.    

A virada tão necessária para o senador republicano JOHN McCAIN na campanha à presidência dos ESTADOS UNIDOS não veio e as pesquisas deram a vitória no debate de terça-feira, dia 7, ao democrata BARACK OBAMA por 54% a 30%. A sondagem da rede de TV CNN feita com eleitores indecisos, apontou o democrata como vencedor por 40% a 26%.  

8 DE OUTUBRO DE 2009      :        QUINTA-FEIRA
Ao Ilmo Sr
GINO STRUFFALDI
DD Presidente da Sociedade Veteranos de 1932
(a/c Coronel PM Antonio Carlos Mendes e Coronel PM Mário Ventura)
Conforme prévios contatos com os Diretores dessa Sociedade, encaminho a V Sª a relação das autoridades, abaixo elencadas, com proposta de outorga da medalha MMDC-REVOLUÇÃO DE 32, a ser entregue no dia 08 de outubro do corrente, em solenidade que se realizará no Paço Municipal de Guarulhos, a partir das 10 horas.
Esclareço que entre outras ações, a solenidade em epígrafe se presta à lembrança histórica da passagem dos 77 anos da cessação das hostilidades, referente ao épico episódio da REVOLUÇÃO DE 1932.
Igualmente, esclareço ainda que os respectivos curriculum vitae serão, posteriormente, encaminhados aos cuidados do Sr Coronel PM Mendes.
A Administração do Comando de Policiamento de Área Metropolitana - 7 (Região de Guarulhos), comandada pelo Sr Coronel PM Wagner César G. O. Tavares de Oliveira, expedirá os ofícios de outorga e demais convites para as autoridades militares e civis, incluindo, logicamente, os membros dessa Sociedade; e em especial, V Sª, que muito nos honrará na presidência da cerimônia de entrega das medalhas aos agraciados.
Estão confirmadas algumas autoridades para a participação da solenidade: Prefeito Municipal de Guarulhos, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seç Guarulhos), Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Comandante do Policiamento Metropolitano e Comandante do Policiamento Ambiental.
Atenciosamente;
JOSÉ ROBERTO ROSAS JÚNIOR
Capitão PM
(11) 9954-8273
AGRACIADOS:
1) CAPITÃO PM LEONIDAS DIAS DA SILVA BAIER
2) MAJOR PM ÍTALO CAUZZO
3) CAPITÃO PM ALÍPIO DE LIMA RIOS, 31º BPM/M
4) CAPITÃO PM SILVIO SCIACCA, 11º BPM/M
5) 1º SARGENTO PM PAULO ROBERTO TORRES GALINDO
6) CAPITÃO PM GUSTAVO HENRIQUE LOPES BARBOSA, D SIST
7) 1º TENENTE PM LEONARDO ISIPON, APMBB
8) CAPITÃO PM RICARDO CAMPOS DE CAMARGO, 44º BPM/M
9) MAJOR PM ALLAN MARTINS, APMSSP
10) 1º TENENTE PM BRUNO PETTINATO, CMIL
11) CAPITÃO PM MARCUS VINICIUS VALÉRIO, DL
12) CAPITÃO PM EDUARDO ZOTTINO DE ANDRADE
13) CAPITÃO PM DOUGLAS SHOICHI SANO
14) SR. RENATO DE TOLEDO GUIMARÃES VAZ, BANESPA-SANTANDER
15) CAPITÃO PM ALESSANDRO LUIZ MORAU
16) 2º SARGENTO PM LEONARDO TAVOLARO

O Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Sete, CORONEL PM WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Entrega de Medalhas “BICENTENÁRIO GENERAL OSÓRIO”, “MMDC” e “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” e “VALOR MILITAR”
08 DE OUTUBRO DE 2009
10 HORAS
PAÇO MUNICIPAL, 49 – BOM CLIMA
GUARULHOS – SÃO PAULO

O Comandante do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, TENENTE-CORONEL PM RICARDO ANDRIOLI, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar a solenidade alusiva ao 117º aniversário da Unidade, ocasião em que haverá a apresentação do “CARROUSEL”, outorga da medalha do 1º Centenário e lançamento do livro histórico do Regimento de Cavalaria.
QUINTA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO DE 2009, ÀS 17 HORAS
RUA DOUTOR JORGE MIRANDA, 238 – LUZ – SÃO PAULO - SP

Uma data de temperatura baixa, com chuvisqueiros. Por volta das 9:30 horas saio de casa e vou até a Prefeitura de GUARULHOS, andando a pé, fazendo aquele mesmo caminho que tantas vezes fiz para ir tomar o ônibus que me conduziria até SÃO MIGUEL PAULISTA, nas viagens para POÁ, quando minha mãe era viva. Essas recordações não são boas.
Apesar do mau tempo, vários coronéis da PM comparecem para essa solenidade programada pelo CORONEL PM CÉSAR, inclusive o próprio Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. O Prefeito de GUARULHOS comparece, bem como o Secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO. Dois coronéis da reserva vêm prestigiar seus filhos que recebem hoje a Medalha Governador PEDRO DE TOLEDO: ODAIR OLIVEIRA CONCEIÇÃO e PETTINATO. O ODAIR é o nosso amigo “virtual” conhecido como COMANDANTE HORÁCIO. Muitos de seus e-mails são impagáveis. O “romance” sobre a RUIVINHA vem chamando a atenção dos seus amigos e ele coloca na Internet em capítulos como um verdadeiro folhetim. Notamos a presença dos coronéis DANILO ANTÃO FERNANDES (SubCmt PMESP), VICENTE ANTÔNIO MARIANO FERRAZ (Chefe de Gabinete do Comando Geral), OSNI SÉRGIO SABBATINI (Assessor PM da Secretaria da Segurança Pública).
AIRTON TREVISAN, presidente da OAB/GUARULHOS, um dos fundadores do núcleo de Guarulhos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (Presidente do Conselho Deliberativo do núcleo) está presente e aproveito para conversar com ele sobre o ressentimento infundado do ROMAGNOLI e da JANAÍNA, por não terem sido convidados para este evento. Culpam eles a Sociedade, mas esquecem que a festa não é nossa, tendo sido promovida pelo CPAM-7, muito embora estejam sendo entregues medalhas nossas em comemoração aos 77 anos do encerramento da revolução de 1932.     

Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO

COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA SETE

SOLENIDADE DE ENTREGA DE MEDALHAS: “Valor Militar”, Medalha Cruz de Sangue, “Medalha MMDC- Revolução Constitucionalista  de 1932” e “Medalha Bicentenário do Nascimento do General Osório” ,

SENHORAS E SENHORES, BOM DIA!
O COMANDANTE DO CPA/M-7 SENTE-SE HONRADO COM A PRESENÇA DE TODOS.
INICIANDO A SOLENIDADE TEREMOS A RECEPÇÃO E INCORPORAÇÃO DA BANDEIRA NACIONAL QUE É O SIMBOLO MAIOR DA NOSSA PÁTRIA
O EFETIVO, SOB O COMANDO DO CAP PM DÉCIO JOSÉ AGUIAR LEÃO, PERFILA-SE PARA RECEBER E INCORPORAR A BANDEIRA NACIONAL.
A RECEPÇÃO E INCORPORAÇÃO DA BANDEIRA NACIONAL SE FAZ ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO MUSICAL DIVIDIDA EM TRÊS PARTES:
A PRIMEIRA PARTE É COMPOSTA POR ACORDES DO PRELÚDIO DO QUARTO ATO DA ÓPERA “LOS CHIAVVO”, DE ANTÔNIO CARLOS GOMES,
A SEGUNDA PARTE É UMA ESTROFE DA CANÇÃO DO EXPEDICIONÁRIO, MÚSICA DO MAESTRO SPÁRTACO ROSSI E COMPOSIÇÃO DE GUILHERME DE ALMEIDA,
A TERCEIRA PARTE É UMA ESTROFE DO HINO À BANDEIRA, COMPOSIÇÃO POÉTICA DE OLAVO BILAC E MÚSICA DE FRANCISCO BRAGA.
A SEÇÃO DA BANDA MUSICAL, ESTÁ SOB A REGÊNCIA DO 2º TEN PM JÁSSEN FELICIANO.
A GUARDA DE HONRA, DESLOCA-SE, CONDUZINDO AS BANDEIRAS NACIONAL E PAULISTA E O ESTANDARTE DO CPA/M-7.
(BANDEIRA PRÓXIMA AOS MASTROS)
A BANDEIRA NACIONAL É CONDUZIDA PELO ASP OF PM CARBONARI
A BANDEIRA  PAULISTA É CONDUZIDA PELO 1º TEN PM DUDALSKI
 O ESTANDARTE DO CPA/M-7 É CONDUZIDO PELO 2º TEN PM ROBERTO

APRESENTAR ARMA - BANDEIRA EM FORMA
OMBRO ARMA – DESCANSAR ARMA – DESCANSAR
GOSTARÍAMOS DE REGISTRAR E AGRADECER A PRESENÇA DAS SEGUINTES AUTORIDADES:
(ANUNCIAR NOMES DAS AUTORIDADES...)
HONRAS MILITARES
NESTE MOMENTO, O CAP PM DÉCIO APRESENTA-SE AO EXMO SR. ANTONIO FERREIRA PINTO, SECRETARIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E O CONVIDA A PASSAR EM REVISTA AO DISPOSITIVO FORMADO.
SENTIDO - OMBRO ARMA
O Exmo CMT GERAL, CEL PM ALVARO BATISTA CAMILO, JUNTAMENTE COM O CEL PM WAGNER CESAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO, Cmt do CPA/M-7 recebem o Exmo SECRETARIO DE SEG PÚBLICA, SR ANTONIO FERREIRA PINTO após a revista ao dispositivo formado.
 DESCANSAR ARMA – DESCANSAR
______________________________________________________
CANTO DA CANÇÃO DA POLÍCIA MILITAR
Em 1964, o então Comandante Geral da Força Pública, General João Franco Pontes, obteve do poeta Guilherme de Almeida a letra, que o Major Maestro PM Alcides Jácomo Degobbi, musicou. Surgia assim a “Canção da Polícia Militar”.
Neste instante, convidamos todos os presentes a entoarem, sob regência do 2º Ten PM Jássen Feliciano, a Canção da Polícia Militar.
DANDO INICIO AO RITO DE ENTREGA DE MEDALHAS HAVERÁ O DESLOCAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL (COM HINO A BANDEIRA)
A BANDEIRA NACIONAL, CONDUZIDA PELO ASP OF PM CARBONARI, SEM A SUA GUARDA, APROXIMA-SE E OCUPA LUGAR DE DESTAQUE ­DEFRONTE AO DISPOSITIVO.
ENTREGA DA MEDALHA VALOR MILITAR
SOLICITAMOS QUE AGRACIADOS COM A MEDALHA VALOR MILITAR EM GRAU PRATA E BRONZE POSICIONEM-SE EM LOCAL DE DESTAQUE.
PRATA
1) 1º Ten PM 840413-5 Marcos Leal – 31ºBPM/M
2) Subten PM 831184-6 Wandir dos Santos Oliveira – CPA/M-7
3) Subten Ref PM 811207-0 Adonias Feitosa Rodrigues – CPA/M-7
4) 1º Sgt PM 854557-0 Wagner Nogueira da Silva – CPA/M-7
5) 1º Sgt PM 813035-3 Paulo Roberto de Souza Bonfim – 44º BPM/M
6) 2º Sgt PM 862350-3 Francisco Assis da Silva – CPA/M-7
7) Cb PM 830892-6 Jefferson Rodrigues – 44º BPM/M
8) Cb PM 822734-9 Expedito Carlos Batista da Silva – CPA/M-7

BRONZE
1) 1º Ten PM 972336-6 Octacílio Fernandes Neto – CPA/M-7
2) 1º Sgt PM 880586-5 José Herculano Vieira Júnior – CPA/M-7
3) 2º Sgt PM 934821-2 Ismael Paulo de Souza – 31º BPM/M
4) 2º Sgt PM 904265-2 Reda Mohamed Abou Arabi- CPA/M-7
5) 2º Sgt PM 931655-8 Leandro Roberto Piranha – CPA/M-7
6) 3º Sgt PM 975659-A Thiago José de Oliveira – 44º BPM/M
7) Cb PM 960524-0 Valquíria Faganelli Salmerón – 15º BPM/M
8) Cb PM 892444-9 Fernando Apº Ribeiro da Silva – CPA/M-7
09) Cb PM 901609-A João Gomes Filho – 15º BPM/M
10) Sd PM 881410-4 Maria Cristina Garcia S. Marcelo – CPA/M-7
11) Sd PM 950422-2 Patrícia Maiolino Marchini – 44º BPM/M
12) Sd PM 960887-7 Alessandro Lopes – 15º BPM/M

Convidamos o Exmo Sr Antonio Ferreira Pinto, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo,  Exmo Sr Cel PM Álvaro Batista Camilo, Cmt Geral da PMESP, Exmo Sr Danilo Antão Fernandes, Sub Comandante da PMESP, Ilmo Sr Cel PM Vicente Antonio Mariano Ferraz, Chefe de Gabinete do Cmdo Geral,  Ilmo Sr Cel PM Admir Gervásio Moreira, Comandante do Policiamento Metropolitano, Cel PM Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto e os padrinhos e madrinhas presentes para efetuarem a entrega das Medalhas Valor Militar aos agraciados.      
LEITURA DA SÍNTESE DA MEDALHA
A medalha "Valor Militar", a ser conferida a Oficiais e Praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo, patenteará o reconhecimento do Estado pelos bons serviços por eles prestados, com lealdade, constância e valor. A medalha tem as características: em grau bronze, prata e ouro. A medalha em grau bronze será conferida aos oficiais e praças que contarem mais de 10 (dez) anos de serviço. Em grau prata será conferida aos que contarem mais de 20 (vinte) anos de serviço e em grau ouro será conferida aos que contarem mais de 30 (trinta) anos de serviço.
NESTE MOMENTO OS AGRACIADOS FARÃO A CONTINÊNCIA A BANDEIRA NACIONAL.
Solicitamos que os agraciados retornem aos seus locais de origem
ENTREGA DA “MEDALHA CRUZ DE SANGUE”
Solicitamos que o Sd PM Paulo Eduardo Girotto, que será agraciado com a Medalha Cruz de Sangue em grau bronze posicione-se em local de destaque.
Convidamos para entregar a Medalha Cruz de Sangue em Grau Bronze ao Sd PM Paulo Eduardo Girotto, da Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública, o Cel PM Osni Sergio Sabbatini, Chefe da Assessoria.
LEITURA DA SÍNTESE DA MEDALHA
A Medalha Cruz de Sangue é conferida a policiais militares que, por injusta agressão física ou na prática de ação meritória, tenham recebido ferimentos ou falecido no desempenho da função policial-militar ou em razão dela. A medalha possui 03 (três) graus, na seguinte conformidade:
1º Grau Bronze: concedida aos policiais militares cujos ferimentos tenham ensejado inatividade temporária;
2º Grau Prata: concedida aos policiais militares cujos ferimentos tenham ensejado inatividade definitiva;
3º Grau Ouro: concedida aos familiares dos policiais militares cujos ferimentos tenham ensejado o seu falecimento.
O Sd PM Girotto, que na época dos fatos pertencia ao 31º BPM/M, fora ferido a bala em uma ocorrência de Seqüestro, sua intervenção foi decisiva na preservação da integridade física da vítima, na captura do agressor e na apreensão de armas de grosso calibre. Com esta atitude honrou seu juramento de defender a comunidade ainda que com o sacrifício da própria vida.NESTE MOMENTO O AGRACIADO FARÁ A CONTINÊNCIA A BANDEIRA NACIONAL.
(Lembrar o Cel PM Osni Sergio Sabbatini, Ch APMSSP)

Solicitamos que o agraciado retorne ao seu local de origem.
ENTREGA DA MEDALHA “MMDC – REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA  DE 1932”

Sentido / Ombro-Armas / descansar-armas / descansar
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS COM A MEDALHA CONSTITUCINALISTA DE 1932, POSICIONEM-SE EM LOCAL DE DESTAQUE.
1)ESTANDARTE DO CPA/M-7
2) EXMO SR ALAN NETO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARULHOS
3) MAJOR PM ÍTALO CAUZZO, 15º BPM/M;
4) MAJOR PM ALLAN MARTINS, APMSSP
5) CAPITÃO PM ALESSANDRO LUIS MORAU, 15º BPM/M
6) CAPITÃO PM SILVIO SCIACCA, 11º BPM/M
7) CAPITÃO PM ALÍPIO DE LIMA RIOS, 31º BPM/M
8) CAPITÃO PM GUSTAVO HENRIQUE LOPES BARBOSA, D SIST
9) CAPITÃO PM RICARDO CAMPOS DE CAMARGO, CAES
10) CAPITÃO PM LEONIDAS DIAS DA SILVA BAIER, CPA/M-7
11) CAPITÃO PM MARCUS VINICIUS VALÉRIO, DL
12) CAPITÃO PM EDUARDO ZOTTINO DE ANDRADE, 15º BPM/M
13) CAPITÃO PM DOUGLAS SHOICHI SANO,15º BPM/M
14) CAPITAO PM LEONARDO ISIPON, APMBB
15) 1º TENENTE PM BRUNO PETTINATO, CMIL
16) 1º TENENTE PM RAFAEL DILGUERIAN DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO,1º BPAMB
17) 1º SARGENTO PM PAULO ROBERTO TORRES GALINDO, CPA/M-7
18) SR. RENATO DE TOLEDO GUIMARÃES VAZ - PROFESSOR DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
19) SD PM EDVAN DA SILVA CORREIA, 29º BPM/M, QUE RECEBERÁ A MEDALHA “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”
Convidamos o Cel PM Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, Cmt do CPA/M-7 e o Sr Gino Struffaldi, Presidente da Sociedade Veteranos de 32, (mais duas pessoas) bem como os padrinhos e madrinhas, para efetuarem a entrega das Medalhas MMDC aos agraciados. 
LEITURA DA SÍNTESE DA MEDALHA
A Medalha Constitucionalista MMDC, criada e oficializada em 14 de maio de 1962, visa homenagear as pessoas que prestaram algum serviço relevante à sociedade de São Paulo ou à Revolução Constitucionalista de 32.
Para alguns historiadores, o dia 23 de Maio foi o dia da eclosão do Movimento Constitucionalista. O povo de São Paulo entrou em confronto com integrantes das forças federalistas e quatro jovens morreram pela causa: Euclides Bueno Miragaia, Mario Martins de Almeida, Dráusio Marcondes Filho e Antonio Américo de Camargo, que formam a sigla MMDC e personalizam a Medalha.
Foi a partir desse momento que a luta armada foi intensificada nas ruas da cidade. Ao contrário do que se pensa, o povo paulista lutava pela constituição do País e não pela autonomia do Estado perante a Nação.
A revolução terminou em 02 de outubro de 1932, com a derrota de São Paulo, que não resistiu às tropas legalistas de Vargas. Dois anos depois, porém, os principais objetivos da Revolução foram alcançados: a promulgação de uma nova Constituição e o retorno do Estado democrático.
NESTE MOMENTO OS AGRACIADOS FARÃO A CONTINÊNCIA A BANDEIRA NACIONAL.
(Lembrar o Maj PM Ítalo Cauzzo, 15º BPM/M)

Solicitamos que o agraciado retorne ao seu local de origem.
MEDALHA “BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO GENERAL OSORIO”
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS COM A MEDALHA “BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO GENERAL OSORIO” POSICIONEM-SE EM LOCAL DE DESTAQUE.
1) EXCELENTÍSSIMO SR SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA SR.ANTONIO FERREIRA PINTO *
2) EXCELENTÍSSIOMO SR CMT GERAL DA PMESP, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO;
3)EXCELENTÍSSIMO SR PREFEITO DE GUARULHOS, SR. SEBASTIÃO ALMEIDA *
4) CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, SCMT PM
5) CORONEL PM VICENTE ANTONIO MARIANO FERRAZ, CH GAB CMT GERAL;
6) CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, CPM
7) CORONEL PM RONALDO SEVERO RAMOS, CMT CPABM
8) DRª MARIA INÊS TRESIGLIO VALENTE,  DELEGADA - CORREG DA POLÍCIA CIVIL*
9) TENENTE CORONEL PM ANTONIO DE MELLO BELUCCI, CHEFE DO EM/ CPA/M-7;
10) TENENTE CORONEL PM ERNESTO CARLOS DA COSTA, CMT DO 15º BPM/M;
11) TENENTE CORONEL MÉDICO AER FRANCISCO DE SOUZA CÔNSOLO, 
12) MAJOR PM MAURÍCIO MARCHESE RODRIGUES, 1º BPAMB
13) MAJOR PM PAULO BARTHASAR JÚNIOR, 6º BPM/M
14) MAJOR PM KENJI KONISHI, RG: 11.382.203, 4º BPM/M
15) MAJOR PM PAULO CESAR FREITAS RODRIGUES, 10º BPM/M
16) MAJOR PM MARCELO NAGY (CORREGPM)
17) MAJOR PM LEVI ANASTÁCIO FELIX (CORREGPM)
18) SR. AIRTON TREVISAN, PRESIDENTE DA OAB/GUARULHOS*
19) CAPITÃO PM MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA CAMPOS, CMT DA 2ª CIA DO 44º BPM/M;
20) CAPITÃO PM ALÍPIO DE LIMA RIOS, 31º BPM/M
21) CAPITÃO PM LEONIDAS DIAS DA SILVA BAIER, CPA/M-7;
22) CAPITÃO PM RODRIGO PAIM DE CARVALHO, CPA/M-7;
23) CAPITÃO PM HÉLVIO GARCIA LEAL, CFSD (PIRITUBA)
24) CAPITÃO PM JOSÉ ROBERTO ROSAS JÚNIOR, 15ºBPM/M;
25) CAPITÃO PM ANDRÉ MARCELO BAPTISTA ASSIS, DF
26) CAPITÃO PM MARCELO ROBIS FRANCISCO NASSARO, CPAMB
27) 1º TENENTE PM ALEXANDRE JOÃO SALOMÃO, 30º BPM/M
28) 1º TENENTE PM RAFAEL DILGUERIAN DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO, 1º BPAMB.
Convidamos Exmo Sr Alan Neto, Presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, Cel PM Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, Cmt do CPA/M-7, Cel PM Sabbatini, Ten Cel PM Dias, Ten Cel PM Correa Leite, Sr João Dárcio (Secretário de Segurança Pública de Guarulhos) bem como os padrinhos e madrinhas presentes, para efetuarem a entrega das Medalhas aos agraciados.  NESTE MOMENTO OS AGRACIADOS FARÃO A CONTINÊNCIA A BANDEIRA NACIONAL.
(Cmt Geral)

Solicitamos que os agraciados retornem ao seu local de origem
DESLOCAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL
BANDEIRA NACIONAL, CONDUZIDA PELO ASP OF PM CARBONARI , SEM A SUA GUARDA, RETORNA AO SEU LOCAL NO DISPOSITIVO FORMADO.

Sentido / ombro-armas / descansar-armas / descansar

PALAVRAS DO COMANDANTE DO CPA/M-7
Convidamos o Cel PM Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, Cmt do CPA/M-7 a fazer a uso da palavra.
PALAVRAS DAS AUTORIDADES PRESENTES
Palavras do Exmo Sr Cel PM Álvaro Batista Camilo, Cmt Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo.
Senhoras e senhores teremos agora as palavras do EXMO SR ANTONIO FERREIRA PINTO, Mui Digno SECRETARIO DE SEGURANÇA PUBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PALAVRAS DA MAIS ALTA AUTORIDADE PRESENTE
O Exmo Sr Sebastião de Almeida, Prefeito do Município de Guarulhos fará uso da palavra.
CANTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO
Convidamos todos os presentes, juntamente com o dispositivo policial formado, a cantar o HINO NACIONAL. A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a sua composição musical por Francisco Manuel da Silva.
DESFILE DE ENCERRAMENTO
Encerrando a nossa Solenidade, teremos o desfile militar.
O Cap PM Décio, Cmt do dispositivo, deslocará a tropa formada para dar inicio ao desfile.
Os desfiles militares são tradicionais demonstrações realizadas por instituições militares, que remontam de costume criado através dos tempos, quando exércitos vencedores afirmavam sua condição ao adentrar de maneira gloriosa nas cidades que almejava alcançar. Nos tempos presentes, a tradição é cultivada no sentido de exaltar o espírito cívico de cada cidadão.
A SEÇÃO DA BANDA É COMANDADA PELO 2º Ten PM Jásse Feliciano.
O DISPOSITIVO É COMANDADO PELO CAP PM DÉCIO
O PAVILHÃO NACIONAL É CONDUZIDO PELO ASP OF PM CARBONARI
A BANDEIRA PAULISTA É CONDUZIDA PELO 1º TEN PM DUDALSKI
O ESTANDARTE DO CPA/M-7 É CONDUZIDO PELO 2º TEN PM ROBERTO
O ESTANDARTE DO 15º BPM/M É CONDUZIDO PELO 2º TEN PM GONÇALVES
O ESTANDARTE DO 31º BPM/M É CONDUZIDO PELO 2º TEN PM DI GIULIO
O ESTANDARTE DO 44º BPM/M É CONDUZIDO PELO 2º TEN PM ANDRE ELIAS
O ESTANDARTE DO 26º BPM/M É CONDUZIDO PELO 2º TEN PM VALINO.
O 1º PELOTÃO É COMANDADO PELO 1º TEN PM THIAGO
O 2º PELOTÃO É COMANDADO PELO 2º TEN PM PAVANI
O 3º PELOTÃO É COMANDADO PELO 1º TEN PM SANTIAGO
O 4º PELOTÃO DE CÃES É COMANDADO PELO 2º TEN PM SCHUBERT
Adentram a zona de desfile alguns Projetos Sociais realizados pelo CPA/M-7:
Grupamento do Projeto Mirim - O Presente projeto é idealizado por Policiais Militares da Base Vila Galvão, da 2ª Cia do 15º BPM/M.
O grupamento do Proerd (Programa de resistência às Drogas e a Violência) é formado por 20 alunos da E E PROFESSORA FRANCISCA DE ASSIS NOVAK
O grupamento do JCC( Jovens Construindo a Cidadania) é formado por 15 PATRULHEIROS JOVENS da EE PROF ROBERTO ALVES DOS SANTOS.
Desfilam nesse instante as viaturas que fizeram parte da história da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
ENCERRAMENTO
Senhoras e senhores, AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS , OBRIGADO E UM BOM DIA.
Sob a presidência do Secretário da Segurança Pública ANTÔNIO FERREIRA PINTO, juntamente com o Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, e a delegada da Corregedoria da Polícia Civil, MARIA INÊS
Ao fim da cerimônia, o CORONEL PM VÁGNER CÉSAR, Comandante do CPA/M-7, falou da importância da solenidade: “Esta premiação visa valorizar o serviço dos nossos policiais que colocam em risco a vida todos os dias para exercer suas funções”.
Foi levado ao conhecimento do Cmt Geral a situação do cinerário, situado no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA.     
CORONEL PM MENDES está acompanhado de seu cunhado GENERAL BAILÃO. Ele foi buscá-lo no aeroporto, pela manhã, trazendo-o a esta solenidade. O general é irmão de dona OÇAINE, esposa do MENDES. Veio para comemorar o aniversário de sua mãe, que mora em SÃO PAULO. Terminada a cerimônia, o MENDES leva-o à sua casa. O GINO está sendo levado por uma viatura do CPA/M-7 e eu fico no metrô do CARANDIRU.
Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vejo os trabalhos dos operários que estão fazendo o encanamento de escoamento das águas pluviais. Isso irá demorar alguns dias.
Mais tarde o ROMAGNOLI faz uma ligação para a nossa funcionária MARINEI para saber como foi recebida a sua mensagem de repúdio ao evento da manhã em GUARULHOS. Acontece que ele está completamente equivocado. A cerimônia foi patrocinada totalmente pelo Comando do Policiamento da área de GUARULHOS, CORONEL PM CÉSAR. A sociedade apenas permitiu a entrega de medalhas.
Embora esteja chovendo, vou ao Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, para assistir às comemorações dos seus 117 anos. Ali encontro os Coronéis PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO e EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, preocupados com a situação da AORRPM e contando com o meu apoio na publicação da mensagem da “MORTE ANUNCIADA DA AORRPM”. Esse assunto é comentado entre vários oficiais presentes ao evento. O TENENTE-CORONEL PM RICARDO ANDRIOLI recepciona os convidados. O Secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO; O Comandante Geral, ALVARO BATISTA CAMILO; o Sub-Cmt PMESP, CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES; o Chefe da CASA MILITAR, CORONEL PM LUIZ MASSAO KITA; o Cmt do CPChq, CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FELIX DE OLIVEIRA, o Cmt do Policiamento Metropolitano, CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA; o Cmt da APMBB, CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MACIEL; o Cmt do CPA/M-5, CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO; o Cmt do CPA/M-3. CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA; os CORONÉIS DA VELHA GUARDA: EDUARDO MONTEIRO (85 anos), SINÉSIO ALVES DE LIMA (75) NIOMAR CYRNE BEZERRA (72), RUI CÉSAR MELO, TOMÁS ALVES CANGERANA (todos ex-comandantes do Regimento): bem como: CORONEL PM Ref ALAOR SILVA BRANDÃO, CORONEL PM Res JAIR PACA DE LIMA, CORONEL EB Res ROBINSON SANTIAGO, CORONEL Ref EB ARY CANAVÓ; CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, CORONEL Fem PM Res VITÓRIA BRASÍLIA DE SOUZA LIMA, CORONEL PM Res ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO, CORONEL PM Res HOLLIWOOD GARCIA DE MARINS, CORONEL PM Res VALDIR SUZANO, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA (Cmt do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”; Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO; Deputado Estadual CAPITÃO PM CONTE LOPES e muitos outros oficiais comparecem a essa festa do Regimento numa noite fria e chuvosa.
Grata surpresa é a presença de JOSÉ D´AMICO que já auxiliou a Sociedade Veteranos de 32-MMDC inúmeras vezes. Fala do aniversário do poeta PAULO BOMFIM, no dia 30 de setembro, homenageado pela CIEE nessa data.
Nosso presidente GINO STRUFFALDI ficou preso num trânsito muito lento neste final de tarde e chega atrasado para a solenidade. Está preocupado com o evento de amanhã na 4ª Companhia do 16º BPMM – Núcleo “MMDC ROMÃO GOMES”, pois ainda não acertamos o horário de partida com o CORONEL PM MENDES. Tentamos telefonar para ele, mas está numa sessão maçônica e não pode nos atender.
Um dos momentos mais esperados da cerimônia é a apresentação do “CARROUSSEL”, imponente demonstração dos cavalarianos, que culmina com uma carga empolgante.
Terminada a solenidade no regimento, acompanho o GINO até o metrô TIRADENTES e retornamos para nossas casas.
Bem mais tarde, já passando das 22 horas, o CORONEL PM MENDES faz uma ligação telefônica para combinar nosso encontro amanhã, às 8:30 horas, na ARMÊNIA, no local já bastante conhecido. MENDES está numa churrascaria, na CASA VERDE, junto com seus familiares, comemorando o aniversário de sua sogra.

Um problema de energia em um trem na LINHA 12- SAFIRA, do CPTM, no sentido CALMON VIANA, impediu que as composições seguissem até a Estação BRÁS hoje pela manhã. A falha causou lentidão em todos os trens da LINHA 12, e as estações ficaram tumultuadas das 6:35 horas às 9 horas. Os passageiros com destino ao BRÁS tiveram que descer no TATUAPÉ, e a maioria fez a integração com a LINHA 3 – VERMELHA do Metrô. Isso gerou ainda mais lotação no Metrô durante a manhã.
Pelo segundo dia consecutivo, o transporte ferroviário do RIO virou caso de polícia, com cerca de mil passageiros tratados à base de bombas de gás lacrimogêneo, no meio da chuva, hoje à tarde, na CENTRAL DO BRASIL. Desta vez, a revolta explodiu depois que um trem que chegava à estação enguiçou, impedindo a partida de composições em todos os ramais.

Embora tenha lhe custado a chance de disparar na liderança do BRASILEIRÃO, o empate com o AVAÍ, hoje, por 2 a 2, teve sabor adocicado para o PALMEIRAS. Afinal, o VERDÃO conquistou ao menos um pontinho após sair em desvantagem de 2 a 0, no PALESTRA ITÁLIA. ROBERT, que já marcara no clássico com o SANTOS, foi o talismã. O atacante saiu novamente do banco para igualar o placar, aos 40 minutos da etapa final. Com 54 pontos, o PALMEIRAS se mantém a cinco do vice-líder SÃO PAULO e a sete de INTER e ATLÉTICO MINEIRO, que estão em terceiro lugar.
O BOTAFOGO derrubou de novo uma equipe do G-4. Se no domingo os cariocas aprontaram no SERRA DOURADA diante do GOIÁS, hoje a vítima foi o ATLÉTICO MINEIRO, que perdeu por 3 a 1 no ENGENHÃO. Se tivesse vencido o GALO teria assumido a vice-liderança.
O CRUZEIRO só precisou de dez minutos para fazer 3 a 0 no GOIÁS, no MINEIRÃO. O destaque foi WELLINGTON  PAULISTA, autor de dois gols.

Após o susto de ficar submersa na enchente que atingiu o Centro de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, ontem, a balconista GISELE CRISTINA SILVA NUNES, de 29 anos, disse que só encontrou forças embaixo d´água ao pensar no filho, de 9 anos. “Achei que fosse morrer. Mas pensei no meu filho, que perdeu o pai em 2007, e só tem a mim. Tinha de lutar por ele”, contou GISELE ao rever as imagens no momento em que foi arrastada pela enxurrada. Ela reencontrou os voluntários que a salvaram de morrer afogada e ficou emocionada. “Dinheiro nenhum paga o que vocês fizeram por mim. Vocês salvaram a minha vida. São mais que heróis, são verdadeiros anjos”, disse aos quatro rapazes.

Após 15 dias de paralisação, chega ao fim a greve dos bancários. Em assembléia realizada nesta noite os funcionários de SÃO PAULO e OSASCO de bancos privados, da NOSSA CAIXA e do BANCO DO BRASIL aceitaram proposta feita pela FENABAN, na negociação de ontem. 

A euforia com o BRASIL e o enfraquecimento global do dólar fizeram o Índice BOVESPA atingir hoje o maior nível em 15 meses, com 68.759 pontos, acumulando alta de quase 70% em 2009. A moeda americana caiu 0,97% e fechou a R$1,789, a menor cotação do ano. O ministro GUIDO MANTEGA expressou preocupação com o “excesso de otimismo” do mercado sobre o BRASIL, vendo nisso o interesse de especular sobre uma eventual alta dos juros. A atual crise apenas catalisou um processo de reconhecimento de que o dólar não tem mais credibilidade para ser a moeda do mundo.

Narradora do desamparo e voz das minorias alemãs que vivem nos países da EUROPA CENTRAL – tais qualidades garantiram à escritora alemã nascida na ROMÊNIA, HERTA MÜLLER, o prêmio NOBEL DE LITERATURA, divulgado hoje pela manhã, em ESTOCOLMO, na SUÉCIA. “Sua obra desenhas as paisagens dos desamparados com a concentração da poesia e a objetividade da prosa”, justificou a Real Academia de Ciências que tentou inutilmente o sigilo da escolha – HERTA escalou posições de forma vertiginosa na bolsa de apostas britânica LADBROKES nos últimos dias, até ficar em segundo lugar, atrás do israelense AMÓS OZ.
Aos 56 anos, HERTA é a 12ª mulher a receber o NOBEL DE LITERATURA. Com apenas uma obra publicada em português, O COMPROMISSO, HERTA vive em BERLIM desde 1987, quando fugiu devido aos excessos do regime comunista da ROMÊNIA, que exigia sua participação no serviço secreto além de impedi-la de publicar seus livros.

De mãos atadas, a missão de chanceleres de 13 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) partiu hoje de HONDURAS emitindo sinais de que poderá aceitar um acordo final que não contemple o retorno do presidente deposto MANUEL ZELAYA à presidência. Sem uma decisão de consenso de seu conselho permanente sobre esse tópico, a OEA deixou apenas a exigência de que a negociação iniciada entre representantes do governo de facto de ROBERTO MICHELETTI e de ZELAYA chegue a uma acordo antes das eleições presidenciais de 29 de novembro – de preferência, até o dia 15, prazo fixado pelo presidente deposto para voltar ao poder.

Um suicida detonou um carro-bomba ao lado da embaixada da ÍNDIA, no centro de CABUL, matando 17 pessoas e deixando outras 80 feridas. Logo após o atentado, o governo afegão indicou que o PAQUISTÃO estaria envolvido na ação. Mas horas depois o TALEBAN assumiu a autoria do ataque – o segundo contra a embaixada da ÍNDIA em dois anos – e deixou claro que os indianos eram os alvos, mas não explicou o motivo.

2 010     :       -      SEXTA-FEIRA
Nesta manhã trabalho um bom tempo no computador, mas não consigo atualizar minhas memórias. LUCINDA curte ainda a sua gripe. Recebe as visitas de seu irmão JOSÉ, DORA e da KELLEN CRISTINA. Esta está com a perna queimada por cera de depilação. Há uma semana, a KELLEN quis depilar as costas de seu namorado. Esquentou uma cera para arrancar os pelos e, ao colocar a mesma nas costas do rapaz este deu um pulo e o pote de cera caiu na barriga e nas pernas dela. Sofreu queimadura de segundo grau em alguns lugares do corpo. Está se recuperando com certa dificuldade.
  
Está marcada para hoje à tarde uma reunião no CPA/M-2, onde se situa o 12º BPMM, para discussão da abertura do Monumento-Mausoléu. O TENENTE-CORONEL PM HELSON LEVER CAMILLI solicitou minha presença nessa reunião. Em casa, nessa manhã, temos o desprazer de ver LUCINDA tossindo muito. Ela sofre de uma gripe há alguns dias.
Saio tarde de casa. Não é boa a viagem para a cidade de São Paulo, muito demorada. Por volta das 13:15 horas estou almoçando na AORRPM com vários oficiais. A aproximação da Assembléia Geral marcada para 14 de outubro traz várias correntes: uma delas quer a entrada dos sargentos na Associação, outra combate essa idéia esdrúxula e uma outra corrente não dá opinião. Discutimos essa situação delicada da Associação. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC fico sabendo que o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES está tomando um avião para PRESIDENTE PRUDENTE, a serviço da maçonaria. Retornará somente no dia 10. Por volta das 14 horas chega uma viatura da 2ª Companhia do 12º BPMM para me levar para o local da reunião. Passamos pelo Monumento Mausoléu a fim de pegar o PM CLAUDEMIR, um dos escolhidos pelo CAPITÃO PM FLÁVIO BAPTISTA para monitorar as visitas dos alunos das escolas ao Obelisco. Passamos também pela 2ª Companhia para levar o CAPITÃO PM FLÁVIO para a reunião. Depois vamos até o batalhão, onde está nos esperando o TENENTE-CORONEL PM CAMILLI. Nossa diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE, já se encontra presente. Somos cumprimentados pelo CORONEL PM WALTER GOMES MOTA.
O Comandante do CPA está com problemas graves na área e se reúne com os oficiais para acertos de problemas. Com isso quem comparece mesmo à reunião é o CAPITÃO PM FLÁVIO BAPTISTA e os PMS CLAUDEMIR e TEODORO, além de nós, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em resumo fica decidido que o Monumento será reaberto para a visitação de crianças do PROERD no dia 3 de novembro. Sugiro que se reze uma missa de FINADOS, mas a problemática está na escolha do padre que rezará essa missa, uma vez que o TENENTE-CORONEL CAPELÃO PM OSVALDO PALÓPITO tem as missas marcadas para o Mausoléu dos Heróis da PM no Cemitério do ARAÇÁ. Vamos tentar achar um padre nas igrejas na área. CAMILA expõe suas idéias quanto ao folder que está sendo montado sobre o Monumento-Mausoléu. A reunião é proveitosa porque dá o pontapé inicial a uma abertura que já está demorando para acontecer. Após o encerramento da reunião uma viatura me traz até a Sociedade. Os PMs CLAUDEMIR e TEODORO mostram-se entusiasmados com o futuro do Monumento.

Já em casa, no trabalho com o computador para atualizar e programar o dia 9 de outubro para ser lançado no meu blog, recebo também várias mensagens, destacando:
De: Geraldo
Assunto: falecimento
Para:
Data: Sexta-feira, 8 de Outubro de 2010, 18:19
Caros amigos,
Lamento informar o falecimento de Hedi, esposa de nosso irmão-camarada Caribé, após um doloroso tratamento hospitalar.   Faleceu hoje, 8, às 12h40.
O velório ocorre no cemitério vertical de S. Vicente, onde ela será sepultada amanhã, às 10 h.

Faleceu MARLENE RIGHETTI DE ALMEIDA, aos 87 anos. Freqüentou o conservatório por cerca de dez anos e especializou-se em piano. Na época, chegou a fazer algumas apresentações. Posteriormente, começou também a tocar teclado. Praticava só em casa, para passar o tempo. Evangélica, preferia tocar as músicas religiosas. A conversão ocorreu depois da morte do marido. Após cuidar dele durante a doença, assumiu o comando da casa e criou os filhos. Ainda cuidou do pai e da mãe, quando adoeceram. Para ter mais tranqüilidade, mudou-se com a mãe para ITANHAÉM, onde morava numa casa de seis quartos, com um enorme jardim, no qual cultivava orquídeas e lírios.   
Morreu o engenheiro CARLOS ALBERTO CREMONESI, aos 64 anos (nasceu em abril de 1946). O sonho de se tornar engenheiro sempre acompanhou CARLOS ALBERTO. A irmã, a administradora hospitalar THEREZA CREMONESI, lembra que nas ruas do bairro da ACLIMAÇÃO, na zona sul, onde cresceram, ele já brincava de fazer projetos e cálculos com seus carrinhos. Para concretizar seus planos, nunca mediu esforços. Mergulhou nos estudos e prestou exame para o concorrido vestibular do MACKENZIE assim que concluiu o antigo curso científico. Passou entre os primeiros colocados, como era esperado. No decorrer do curso, a paixão e a vocação pela profissão que escolheu logo chamaram a atenção de seus professores e também dos colegas. CARLOS se destacava em quase todas as ocasiões por seu esforço e pelos trabalhos sempre elaborados e muito cuidadosos. No último ano, optou pela engenharia metalúrgica. Perfeccionista, nunca abandonou os estudos. Nem mesmo ao se dividir entre o amor e a profissão. Aceitou trabalhar no Nordeste, longe da família, mas se casou antes e seguiu com a mulher. O casal teve dois filhos – uma assistente social e um engenheiro – casados, pais de duas crianças e moradores em SÃO PAULO. Outros dois filhos nasceram do segundo casamento – uma estudante de engenharia de 21 anos e um estudante de direito de 18 – e moram com a mãe em GOIÂNIA (GO). Os filhos eram outra paixão que ele se dedicou durante toda a vida. Segundo THEREZA, seu irmão, mesmo longe, vinha sempre a SÃO PAULO visitar a família e amigos de infância. 
A saída para o feriado do dia de Nossa Senhora de Aparecida complicou o trânsito em São Paulo na noite desta sexta-feira. Às 19h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou o pior índice de lentidão na cidade neste ano, com 221 km - cerca de 25,5% dos 868 km de vias monitoradas pelo órgão.O índice de lentidão estava quase 4% acima da média mais alta normalmente. Os piores congestionamentos da capital paulista estavam nos principais corredores: Marginal do Tietê, sentido Ayrton Senna; Corredor Norte-Sul, em ambas as direções; e a Avenida dos Bandeirantes, no sentido Rodovias dos Imigrantes. registrada às sextas-feiras. Segundo a CET, a situação deve piorar na próxima hora.
DILMA e SERRA se repetem na volta do horário eleitoral na televisão. Presidenciáveis repetem promessas, ataques, comparações e levam temas polêmicos como religião e aborto para o programa. A petista e o tucano iniciaram o programa exaltando os votos obtidos no primeiro turno. SERRA como se tivesse vencido a eleição. DILMA ressaltando que bateu o recorde de votos de uma mulher candidata e a chance de poder “discutir melhor as propostas”, como se tivesse achado bom o prolongamento da disputa. MARINA SILVA (PV), dona de um patrimônio de 20 milhões de votos, virou a “companheira” da vez. “Se a gente somar os meus votos com os da MARINA, a gente vê que 67% dos brasileiros querem uma mulher na presidência”, afirmou DILMA. “Ela (MARINA) contribuiu para o jogo democrático brasileiro”, rebateu SERRA.
O Senador ROMEU TUMA (PTB-SP) viverá o resto da vida com um coração artificial que é alimentado por uma bateria externa. TUMA sofre de uma grave insuficiência cardíaca que não teve melhora após outros tratamentos. A cirurgia para a colocação do dispositivo de assistência circulatória BERLIN HEART ocorreu há uma semana, no hospital SÍRIO-LIBANÊS. O aparelho é instalado entre o coração e a artéria aorta. Ele bombeia o sangue para o corpo, atividade que o coração não consegue exercer devido à doença. O procedimento, que custou cerca de 500 mil dólares, é bastante raro: foi realizado apenas duas vezes no BRASIL. Ele foi indicado porque TUMA não poderia ser submetido a um transplante de coração. O coração artificial é ligado por um fio a uma bateria que fica do lado externo do corpo, em uma bolsa pendurada no ombro ou na cintura. Ela tem que ser trocada a cada quatro horas, o que impõe restrições ao paciente. “Em viagens longas, por exemplo, ele terá mais dificuldades. Mas pode ter uma vida razoável, ir ao cinema, caminhar”, explica o cardiologista EDIMAR BOCHI, do Instituto do Coração (INCOR). Os benefícios são vários: o paciente consegue respirar, comer e dormir melhor, além de conseguir realizar atividades físicas de forma um pouco mais amena. O maior tempo em que um paciente permaneceu com o aparelho foi de seis anos e meio. Nestes casos, o acompanhamento médico deve ser bastante intenso.
O ex-governador ORESTES QUÉRCIA recebeu alta do hospital SÍRIO-LIBANÊS onde estava internado desde 1º de setembro para tratar de um câncer na próstata. Ele saiu do hospital nesta quarta-feira, dia 6 de outubro. QUÉRCIA disputava uma vaga no Senado nestas eleições, mas renunciou para se dedicar ao tratamento.
As famílias dos motoboys EDUARDO LUIS PINHEIRO DOS SANTOS e ALEXANDRE MENEZES DOS SANTOS, executados por policiais militares em abril e maio deste ano, respectivamente, serão indenizadas pelo governo do Estado por danos morais e materiais. O pagamento já foi autorizado e o dinheiro deverá ser liberado nos próximos dias. Além de dependentes diretos das duas vítimas, serão beneficiados também pais e irmãos. “Uma vida não tem preço, vou ter que conviver com a dor da perda do meu filho para sempre”, diz a pedagoga ELZA PINHEIRO DOS SANTOS, mãe de EDUARDO. “Considero desrespeito falar em indenização porque nunca colocamos isso como prioridade. Daria tudo para ter o meu filho de volta”, afirma, com voz embargada. Amanhã fará seis meses que EDUARDO, de 30 anos, foi espancado até a morte dentro de um batalhão da PM, na CASA VERDE, zona norte. Mas a família ainda sofre como se o crime tivesse ocorrido hoje. 
A superbactéria KPC, resistente à maior parte dos antibióticos disponíveis no mercado, não está restrita ao DISTRITO FEDERAL. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) contabiliza ao menos 70 casos de infecção pelo microorganismo desde 2008, data do primeiro registro. A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) encontrou a superbactéria em amostras enviadas de outros cinco Estados.
A saída do feriado foi tumultuada nos grandes aeroportos do País. Às 22 horas, um em cada três vôos (29,9%) domésticos estava atrasado. Em SÃO PAULO, a situação era pior. Os Aeroportos de CONGONHAS e CUMBICA registravam 49,6% e 44,6% de decolagens fora do horário, respectivamente.
Uma perseguição provocou pânico no fim da tarde nas regiões central e oeste de SÃO PAULO. Um motorista em fuga atingiu nove automóveis, quatro motos e uma viatura da PM no trajeto entre SANTA CECÍLIA e BARRA FUNDA. Cinco tiros foram disparados e houve correria. Motoristas largaram carros na rua para escapar da confusão. Três pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista perseguido, que acabou preso. Foragido da Penitenciária de JUNQUEIRÓPOLIS desde a saída para o Natal, WELINGTON GONÇALVES DOS SANTOS tinha passagens por roubo, furto e receptação. Hoje, estava em um FIESTA roubado na cracolândia, quando foi abordado pela Polícia Militar. O SARGENTO PM MARCELO APARECIDO FERREIRA desconfiou do carro na esquina da Rua HELVÉTIA com a Avenida RIO BRANCO. Depois da abordagem, teve início a perseguição, que durou 20 minutos e foi transmitida ao vivo pela televisão. Sete policiais iniciaram a caçada, que depois mobilizou toda uma companhia do 13º Batalhão. O fugitivo passou na frente da sede do batalhão na contramão e depois seguiu pela Avenida RIO BRANCO, Alamedas BARÃO DE LIMEIRA e NOTHMANN, Ruas AMARAL GURGEL, VITORINO CARMILO e BARRA FUNDA. Ele tentou até despistar os policiais entrando e saindo de um estacionamento na BARRA FUNDA por duas vezes. Depois, ao chegar ao acesso da Avenida AURO SOARES DE MOURA ANDRADE, o trânsito parou. Foi quando o ladrão acelerou para tentar escapar. Acuado, bateu em nove carros. Quando ficou bloqueado, deu marcha à ré em alta velocidade e atingiu quatro motos da polícia. O SARGENTO PM APARECIDO, que iniciou a abordagem na cracolândia, ficou prensado entre o carro e um ônibus, mas não se feriu.O País acompanhou a perseguição ao vivo, pela TV. A BANDEIRANTES colocou as imagens à exaustão da ação durante o programa BRASIL URGENTE. Enquanto o bandido era perseguido por policiais em motocicletas, o apresentador JOSÉ LUIZ DATENA gritava. Após xingar o bandido de “lixo”, ele até pediu desculpas ao público.
O apostador que ganhou sozinho os 119 milhões de reais do concurso 1.220 da MEGA SENA – o maior prêmio individual da história das loterias no País – já retirou o dinheiro em uma agência da Caixa Econômica Federal da região metropolitana de PORTO ALEGRE. Segundo a Caixa, já na quinta-feira, dia 7, ele depositou o valor na poupança. Ganhará, só com rendimentos, cerca de 800 mil por mês – ou 26 mil reais por dia. O saque do prêmio não desfez o mistério em torno da identidade do sortudo. O bilhete milionário foi vendido pela BOA SORTE LOTERIAS, a única casa lotérica de FONTOURA XAVIER, município gaúcho de 11,1 mil habitantes, localizado a 180 quilômetros de PORTO ALEGRE. O sortudo contou que não vive lá. De acordo com o banco, o ganhador do prêmio pediu para não ser identificado, mas autorizou a instituição a informar que ele não tem residência em FONTOURA XAVIER. A hipótese de que o novo milionário fosse de fora era cogitada pelos moradores da cidade. Eles estão habituados a receber viajantes que passam pela BR-386, uma das mais movimentadas do RIO GRANDE DO SUL, que param para reabastecer seus veículos, comer ou descansar.      
A perfuradora T-130 chegou a menos de 45 metros do local onde estão presos os 33 mineiros desde o dia 5 de agosto, na Mina SAN JOSÉ, em COPIAPÓ, no norte do CHILE. O ministro da Mineração, LAURENCE GOLBORNE, afirmou que amanhã ela romperá o teto do refúgio. Segundo GOLBORNE, a parte final da operação de resgate pode começar na segunda-feira, dia 11. Os mineiros serão içados por uma cápsula, que passará pelo túnel escavado na rocha. Os sobreviventes já estão realizando exercícios físicos e simulações para o salvamento. Os mineiros estão presos há 64 dias sob uma temperatura de mais de 32 graus e pouquíssima iluminação. Muitos apresentam problemas dentários – tratados com antibióticos e analgésicos – de pele e psicológicos. A 750 metros abaixo da terra, eles usam roupas especiais para absorver o suor e evitar odores. Também ganharam aparelhos de MP3 conectados a alto-falantes e têm um microprotetor para ver jogos de futebol, filmes e o noticiário, principalmente sobre o resgate.
Na primeira partida como número um do mundo, a tenista dinamarquesa CAROLINE WOZNIACKI protagonizou um belo espetáculo contra a sérvia ANA IVANOVIC. No duelo entre as musas do tênis, WOZNIACKI levou a melhor: venceu por 2 a 0 e avançou às semifinais do TORNEIO DE PEQUIM, na CHINA. Apesar de vitória a dinamarquesa deixou a torcida assustada. Durante a partida, ela chorou e reclamou de dores no joelho. Após ser atendida pelos médicos, voltou à quadra, para delírio dos fãs. 
O ativista chinês LIU XIAOBO ganhou o Prêmio NOBEL DA PAZ 2010, em reconhecimento da décadas de ativismo não-violento pela democracia e os direitos humanos. A CHINA, que mantém LIU na prisão por subversão qualificou a escolha de “uma obscenidade”. Ele foi um dos articuladores da chamada CARTA 08, em que ativistas e intelectuais chineses pediam liberdade de expressão e eleições multipartidárias. A premiação mobilizou a Anistia Internacional e a ONU que cobram que a CHINA reveja a situação dos direitos humanos, num momento em que o país cresce economicamente e ocupa papel de maior destaque no cenário internacional. O governo chinês disse que a escolha viola os objetivos de ALFRED NOBEL, o criador do prêmio, e vai abalar as relações entre CHINA e NORUEGA, que negociam um tratado de comércio. O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, que venceu o NOBEL DA PAZ 2009, pediu à CHINA que liberte o dissidente. “Ao longo dos últimos 30 anos, a CHINA fez notáveis progressos econômicos, mas este prêmio nos lembra que a reforma política não seguiu a mesma velocidade.
A mulher de LIU XIAOBO, LIU IA, estava acompanhada de policiais em sua casa quando soube que seu marido havia ganhado o Prêmio NOBEL DA PAZ. A notícia veio pelo celular, no qual ela escutou o anúncio da premiação que era assistido por um amigo. LIU XIA não fala inglês, mas identificou o nome “LIU XIAOBO” apesar da péssima pronúncia chinesa do presidente do Comitê NOBEL norueguês, THORBJORN JAGLAND.

2 011         :        -     SÁBADO
Digito a publicação sobre as comemorações dos 79 anos da cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32, na edição de ontem do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, a fim de constar de minhas memórias e também ser enviada aos conselheiros do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial (reunião marcada para 11 de outubro) e também para os oficiais do GBB. Deverei também colocar em meu blog. Faço a atualização do dia 8 de outubro. Atualizo o Relatório da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quando dou conta do horário já estamos com o relógio marcando meio-dia.
Comento com a LUCINDA o término da pintura das paredes da parte superior de nossa casa (na construção feita na laje), bem como nas paredes do quintal. Finalmente é consertada a laje que une minha biblioteca, onde uma infiltração crônica prejudicava meus papéis. NIVALDO concluiu seus trabalhos na quinta-feira, dia 6.
Outro trabalho nesta manhã foi também o desmembramento de OUT11-O9 do livro OUT11-O7-09 face o número de páginas ter atingido o limite (153).

Recebo do GBB  notícia da transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM HAMILTON DA SILVA COELHO, do 8º GB.
Transferindo para a reserva a pedido nos termos do artigo  17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos  integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 810310-A Hamilton da Silva Coelho Filho - 8º GB - Santo André/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.212/11 - Pr. 29.396/11).
HAMILTON nasceu no dia 11 de novembro de 1961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 24 de maio de 1988; CAPITÃO – 24 de maio de 1995. Não tenho as outras datas de promoção a major e tenente-coronel. 

CEL VENTURA
Seguem mensagens originais para o senhor ter idéia do porquê de minhas SUGESTÕES: 
MENSAGEM DO MAJOR PM JOSE FRANCISCO
De: José Francisco Guimarães dos Santos
Assunto: RE: Honrarias...
Para: "Jefferson Biajone"
Data: Sábado, 8 de Outubro de 2011, 8:20
ILMO TEN BIAJONE,
O NOSSO PRESIDENTE DO NÚCLEO ALDO CHIORATTO CAP PM ANDRÉ ME PASSOU EMAIL NO SEGUINTE TEOR...
EM CONTATO COM O SR CEL PM WALTER GOMES MOTTA CMT CPI2 EM CAMPINAS, ELE ACORDOU NO SEGUINTE :
1= EM 191600OUT11 HAVERÁ SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA GOV. PEDRO DE TOLEDO (DE VERDADE) NO CPI2 EM CAMPINAS, COM A PRESENÇA DOS SRS CEL PM VENTURA E CEL PM MENDES A 32 PERSONALIDADES;
2= O CEL PM WALTER CONSENTIU COM A ENTREGA DE 04 MEDALHAS DO 50º DE FORÇAS DE PAZ DA ONU QUE JÁ ESTAVAM PARA SER OUTORGADAS HÁ TEMOS A 04 PERSONALIDADES DIFERENTES DAS ACIMA CITADAS;
3= O CEL PM WALTER NÃO DESEJA QUE SEJAM ENTREGUES DIPLOMAS/MEDALHAS DIFERENTES DOS ACIMA CITADOS, OU SEJA, ELE NÃO ACHA CERTO A MESMA PESSOA RECEBER DUAS HOMENAGENS DIFERENTES NA MESMA SOLENIDADE. PORTANTO, CAIU POR TERRA NOSSA INICIATIVA EM OUTORGAR ÀS AUTORIDADES DIPLOMAS DOS DOIS NÚCLEOS...
 ESPERO QUE NÃO FIQUE TRISTE, MAS É SÓ QUESTÃO DE TEMPO, POIS EM DEZ/11 HAVERÁ SOLENIDADE EM JUNDIAÍ NO 49º BPMI (TCEL FACHINI) E AÍ PODEMOS VOLTAR A CONVERSAR. INCLUSIVE PEDIU PARA O CAP WALLACE TRANSFERIR A ENTREGA DE MEDALHA MAL CASTELO BRANCO PARA DEZ/11 NA FORMATURA DO NPOR. NÃO TEVE JEITO MESMO. DESCULPE, MAS SERÁ SÓ ISSO MESMO.
4= PARABÉNS PELA INICIATIVA. MESMO ASSIM, AJUDE AO CAP PM ANDRÉ NA ELABORAÇÃO DOS FUTUROS DIPLOMAS E MEDALHAS...
MAJOR PM J. FRANCISCO

MENSAGEM QUE MANDEI EM RESPOSTA AO MAJOR PM JOSE´FRANCISCO (que o senhor recebeu apenas uma parte - desculpe, problema no envio)
Prezado Major José Francisco
Como esta o senhor? pensando cá comigo aqui nos meus botões, apresento-vos uma sugestão para solucionar o impasse:
1) realizar a cerimônia de REABERTURA do NUCLEO DE CAMPINAS na sede do 8 BPM/I que é de direito e de fato o LOCAL onde o núcleo tem as suas RAIZES HISTÓRICAS.
2) se 1) ocorrer, é possível realizar a ENTREGA DE DIPLOMAS tanto do NUCLEO DE ITAPETININGA quanto do de CAMPINAS, sem o veto de autoridades que insensíveis estão ao fato de quanto a PMESP ganha com esses eventos de entrega de honrarias junto à sociedade (artigos em jornais, televisão, etc, como ocorre aqui em itapetininga)
3) Se 1) e 2) é possivel, então que sugiro que seja no dia 19 mesmo. Às 10 AM inclusive, na sede do inclito 8 BPM/I, com a presença de todas as autoridades que o senhor/Cap PM ANDRE julgarem pertinentes convidar (alem do CEL VENTURA, CEL MENDES, CEL ARRUDA, CEL EDILBERTO etc) E COM ENTREGA DE DIPLOMAS e TAMBEM A MEDALHA MARECHAL CASTELO BRANCO de nosso amigo capitão WALLACE, que nessa data, inclusive, seria também homenageado e ainda participaria com nós todos de saboroso almoço festivo.
4) Veja o senhor que se 3) ocorrer então todos aqueles que recusaram a entrega/recebimento de mais uma honraria por pessoa no mesmo dia/solenidade nada poderão dizer pois serão CONVIDADOS e fica CHATISSIMO para o convidado negar recebimento de comendas, não importando QUANTAS sejam num mesmo dia.
5) Eu enxergo a possibilidade de tudo isso ser possível de se conseguir pois temos tempo e vejo também que é o momento de agradecermos a todos AQUELES que arregaçaram as mangas e fizeram o NUCLEO DE CAMPINAS ressurgir das cinzas. Não podemos, pois, perder essa riquíssima e talvez unica oportunidade.
Tenho certeza de que se CAP PM ANDRE souber levar isso ao comando do 8ºBPM/I, ele há de ser atendido.
Eu tenho aqui em Itapetininga vizinho meu o TC PM Res JOÃO RENATO pessoa amiga minha que o senhor serviu com ele quando ele era o cmt do 8ºBPM/I e que poderia nos ajudar inclusive nisso se eu vier a conversar com ele a respeito.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
outubro 8, 2011 às 13h40

CARO BIAJONE
São situações totalmente diferentes. A solenidade no CPI-2 e o almoço no 8° BPMI acontecem em momentos ímpares. Não se misturam. A solenidade e o almoço, a meu ver, acontecem separadamente, embora no mesmo dia.
Mas apenas posso dizer que concordo com a entrega dos diplomas durante
a realização do almoço, não no momento da entrega da GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Apenas vejo que tudo isso é para o engrandecimento da nossa finalidade em
divulgar a grandeza do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA. Aconteceu em épocas diferentes de nós participarmos de três eventos distintos num mesmo dia, sem problemas. Apenas, como reforço a você, não misturando uma solenidade com outra. .
Em 8 de outubro de 2011 13:56, prof mat escreveu:
Prezado Cel VENTURA
desculpe o envio de dois emails anteriores, mas deixe me explicar a situação que se passa, na qual precisamos de vosso aconselhamento.
O cap PM ANDRE do 8BPM/I quer realizar no dia 19 de outubro a reabertura do núcleo de Campinas, mas gostaria que isso fosse também na data de entrega de diplomas e medalhas, tudo a acontecer às 16 horas na sede do CPI-2.
O problema é que o CEL WALTER cmt CPI-2 não aprecia que numa mesma solenidade uma pessoa seja agraciada com mais de uma honraria (seja medalha, diploma, etc).
Assim sendo, ele vetou a iniciativa do cap PM ANDRE e só permitiu nesse dia a entrega da GOV PEDRO DE TOLEDO na sede do CPI-2 na qual o senhor lá estará as 16 horas.
Minha SUGESTÃO, CEL VENTURA, é que cap PM ANDRE fizesse uma cerimônia na sede do 8BPM/I às 10 AM seguida de almoço festivo para todos.
Nessa cerimônia, INAUGURARIAMOS o Núcleo de CAMPINAS, entregaríamos DIPLOMAS DO NUCLEO DE CAMPINAS E DE ITAPETININGA aos homenageados e outras honrarias que existam e tudo o mais que precisa ser feito (com exceção da GOV PEDRO DE TOLEDO que ficaria para as 16 horas na sede do CPI-2) e almoçamos todos felizes.
Eu, às 14 horas sigo para o subsolo do 8BPM/I e faço minhas pesquisas nos boletins regimentais que lhe comentei e às 16 horas todos partimos para a cerimônia no CPI-2.
Agora, cancelar tudo porque o CEL WALTER discorda de uma pessoa receber mais de uma honraria por cerimônia é comprometer a oficialização da reabertura de um IMPORTANTISSIMO NUCLEO que é o de CAMPINAS para a nossa sociedade.
Basta ver o nome do núcleo, trata-se de um MENINO que faleceu carregando mensagens para o Exército Revolucionário. Quanto não se poder ser escrito, divulgado, produzido a respeito tao somente da vida desse menino?
CEL VENTURA, acredito ser caso do senhor pensar em algo para que possamos oficializar a reabertura do NUCLEO DE CAMPINAS ainda nesse dia 19.
O que o senhor acha? não vejo momento mais propicio. É SUSTENTAR O FOGO QUE MAIS ESSA VITORIA HA DE SER NOSSA!
enorme abraço e no contato
BIAJONE
outubro 8, 2011 às 13h52

O médico neurocirurgião LAMARTINE CORREA DE MORAES JÚNIOR, ex-presidente da AMB (Associação Médica Brasileira), era natural de JAHÚ, interior de SÃO PAULO. No início da década de 1970, ele foi morar em LONDRINA, no PARANÁ, para lecionar neurocirurgia em uma das primeiras turmas de medicina da UEL (Universidade Estadual de LONDRINA). Ele é o autor do livro “GLIOMAS” (Editora EDUEL), voltado para pesquisas do profissional ou estudante da área de saúde ligado a neurologia e setores afins. Integrante do corpo clínico da Santa Casa de LONDRINA desde a década de 1970, atuou intensamente no hospital até 2005, quanto teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que o impossibilitou de continuar clinicando e operando. LAMARTINE levou para LONDRINA o primeiro equipamento de tomografia computadorizada e fundou a Neuroclínica, uma das clínicas mais conhecidas na cidade no ramo da neurologia. Na Santa Casa de LONDRINA, uma das maiores heranças deixadas por LAMARTINE foi a residência médica em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurologia. Ele criou essa residência, que acabou estimulando outras especialidades a seguirem o mesmo caminho. O neurocirurgião LAMARTINE também era atuante fora da medicina e foi presidente de ROTATY e também do IATE CLUBE DE LONDRINA. Ele morreu neste sábado, aos 69 anos, vítima de complicações sofridas por um AVC. Nasceu em 1942.

LUCAS ORTIZ DE MORAIS, de 12 anos, recebeu alta hoje, da Santa Casa de CAMPO GRANDE. O menino passou seis anos sem “abrir” completamente a boca por causa de uma doença denominada anquilose, que torna mais rígida a articulação têmporo-mandibular. Durante metade da vida, LUCAS teve dificuldades para a alimentação e higienização. A cirurgia para reparar o problema foi realizada na sexta-feira, dia 7 de outubro e durou cerca de três horas.

DORINHO, como ISIDORO CUNHA ficou conhecido ao longo de sua trajetória como cantor, era tido como um dos grandes precursores do sertanejo romântico. Tinha uma voz vibrante, aguda e inconfundível. Ao longo dos 78 anos de vida, ele formou várias duplas. A mais famosa, sem dúvida, foi a parceria com NANETE. Entre vários sucessos, a dupla gravou, em 1976, “SAUDADE DE VOCÊ”. Ultimamente, ele fazia parte de um trio, ao lado da mulher, IARA, e do sanfoneiro PONTELLI. DORINHO estava internado há vários dias. Faleceu neste sábado vítima de insuficiência cardíaca. Será sepultado amanhã no Cemitério da SAUDADE, em CAMPINAS.  

ANTÔNIO GONÇALVES PINHEIRO nasceu em MARABÁ, no interior do PARÁ, em 1950, onde iniciou seus estudos. Estudou medicina e se especializou em cirurgia plástica. Era membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ex-presidente do CRM-PA (Conselho Regional de Medicina do PARÁ). Atualmente integrava o corpo de conselheiros e era representante do PARÁ no CFM (Conselho Federal de Medicina). Coordenador do grupo de cirurgia plástica, ANTÔNIO trabalhava na elaboração da resolução que pretende criar normas que vão regular o uso de próteses em cirurgias. ANTÔNIO faleceu aos 61 anos, em BRASÍLIA, vítima de aneurisma pulmonar.  

O compositor JOSÉ OLAVO fez muito sucesso nas festas e romarias de vaqueiros em diversas regiões do Estado com sua viola caipira. Grande defensor da música sertaneja de raiz, ZÉ OLAVO, como era conhecido, fazia questão de cantar o cotidiano duro do homem do campo. Sua voz marcante brilhou em muitos festivais e shows de rádio no interior. Nascido em MURIAÉ (MG), OLAVO fundou uma das principais associações de violeiros do BRASIL. Morreu por problemas no coração. Nasceu em janeiro de 1931. 

Diante da pressão de tucanos para que assuma a pré-candidatura a presidente, AÉCIO NEVES (MG) não deixa dúvidas sobre sua disposição. “Se for a vontade do partido, estarei pronto para disputar com qualquer candidato do campo do PT, seja LULA ou DILMA”, disse o senador à reportagem de O ESTADO. Ele afirmou não acreditar que LULA entre na briga, porque “é muito difícil” que a presidente não se candidate. Se o ex-presidente entrar, porém, AÉCIO disse que “as diferenças ficarão ainda mais claras”: “Será o futuro versus o passado.” Ele afirmou que a opção por JOSÉ SERRA “terá de ser avaliada por seu capital eleitoral e experiência”, e citou GERALDO ALCKMIN (SP), MARCONI PERILO (GO) e BETO RICHA (PR) como presidenciáveis.

O esquema de ataque aos cofres públicos instalado nas instituições públicas do AMAPÁ desviou pelo menos 1 bilhão de reais nos últimos dez anos e continua funcionando nos dias de hoje. Os números e as conclusões são do inquérito final da OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS da Polícia Federal, desencadeada em setembro de 2010. As investigações, os documentos, vídeos, fotos e escutas foram analisados por policiais e peritos ao longo deste ano e mandados ao Superior Tribunal de Justiça.

Está sobre a mesa do titular da 39ª Vara da Justiça Federal do RIO DE JANEIRO, pronto para ir a julgamento, um caso típico de ineficiência do sistema processual brasileiro – e, em volume de dinheiro, a maior demanda em tramitação no Judiciário. Movida por gigantes do setor de telefonia em 2003, a ação vem prolongando uma disputa, que já dura mais de três décadas, em torno do reconhecimento da patente – e pagamento dos royalties – em favor de NÉLIO JOSÉ NICOLAI, inventor do identificador de chamadas telefônicas, mundialmente conhecido por BINA. A ação contesta a paternidade do equipamento, desenvolvido por NICOLAI em 1977 e patenteado anos mais tarde no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério da Indústria e Comercio. No início, as empresas telefônicas recolheram royalties, mas, ao absorverem a tecnologia, pararam de pagar ao inventor, que recorreu à Justiça em 1998 após várias tentativas de acordo. Pela lei, uma patente dura 20 anos antes de cair no domínio comum. Se sair vencedor, NICOLAI embolsará um valor estimado, por baixo, na casa de bilhões de reais.    

A crise na SÍRIA não pode ser resumida a um regime massacrando manifestantes que lutam pela liberdade após quatro décadas de reinado da família ASSAD. Apesar de centenas de defensores da democracia terem sido vítimas da repressão – milhares enfurecidos exigiram hoje o fim do governo no funeral de um líder curdo pró-democracia morto na sexta-feira, dia 7 – o cenário que mais se encaixa ao que acontece nessa nação árabe é o do embrião de uma guerra civil. Em cidades como DUMA, no subúrbio de DAMASCO, e HOMS, a terceira maior do país, o Exército e milícias pró-governo enfrentam diariamente grupos armados com apoio do exterior. Na vanguarda dos levantes que eclodiram em março, HAMA e DERAA estão sob rígido controle militar do governo desde as operações contra facções armadas e manifestantes civis da oposição em agosto. No dia 7 de outubro, a repressão matou pelo menos 16 manifestantes após as orações. Um deles era MASHAAL TAMMO, dirigente curdo cujo funeral mobilizou hoje 50 mil pessoas em AQMISHLI e AMUDA, nordeste do país. Houve novo confronto com a polícia e pelo menos cinco manifestantes morreram durante o cortejo.    

O baixista MIKEY WELSH, ex-integrante do WEEZER, foi encontrado morto num quarto de hotel, em CHICAGO, na tarde deste sábado. A informação foi confirmada pela polícia local. Oficiais disseram que o resultado da autópsia sairá amanhã. LAURA KUBIAK, porta-voz da polícia, disse que não há indícios de ter havido crime. WELSH, de 40 anos, nasceu em BURLINGTON e tocou com a banda norte-americana WEEZER de 1998 a 2001. ele deixou o grupo após sofrer um colapso nervoso. O baixista, que atualmente se dedicava às artes plásticas, escreveu no FACEBOOK que planejava participar de um show do WEEZER, que seria realizado no domingo, dia 9 de outubro.

2 012      :     -      SEGUNDA-FEIRA
Com a definição para o segundo turno entre SERRA e HADDAD, vamos ficar mais sossegado com relação às eleições. Esta semana as atenções irão se voltar para o julgamento dos “cabeças” do mensalão.
BRASÍLIA - A densidade dos primeiros três votos favoráveis à condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu aumentou, entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, a convicção de que ele será condenado por corrupção ativa por um placar dilatado. A expectativa é que oito ministros votem pela condenação e dois pela absolvição. Junto com o ex-capitão do time do primeiro mandado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ser considerados culpados pelo crime o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. O julgamento será retomado nesta terça-feira, 9, e a previsão de que o resultado sobre os casos dos políticos que integravam a cúpula petista no governo Lula saia ainda esta semana. Além da pena que deverá ser fixada pelo STF ao final do julgamento, os condenados passarão a ser considerados "fichas sujas". Ou seja, como consequência da decisão, ficarão inelegíveis pelo período de oito anos, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa. Até agora, 4 dos 10 ministros do STF já votaram. Por enquanto, existem 3 votos para condenar José Dirceu e Genoino e 4 para punir Delúbio Soares. O julgamento será retomado com os votos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello e do presidente, Carlos Ayres Britto. A expectativa é de que a maioria siga a conclusão do relator, Joaquim Barbosa, que aceitou as acusações do Ministério Público Federal segundo as quais José Dirceu foi a principal figura e o autor intelectual do mensalão. Para ele, o escândalo ocorreu dentro do Planalto. "O conjunto probatório sobre os pagamentos efetuados por Delúbio e Marcos Valério a parlamentares coloca o então ministro da Casa Civil na posição central da organização e da prática, como mandante das promessas de pagamento das vantagens indevidas a parlamentares para apoiar o governo", concluiu Joaquim Barbosa em seu voto. A expectativa também entre os integrantes da Corte é que um segundo voto pela absolvição de Dirceu seja dado pelo ministro Dias Toffolli, que foi advogado do PT e subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil durante a gestão do petista. O advogado José Luís de Oliveira Lima, que representa José Dirceu, sustenta que "não há nenhuma prova" contra seu cliente, "Conforme disse o próprio procurador-geral da RePública (Roberto Gurgel) ao afirmar que as provas eram tênues", afirmou o criminalista. Após mais de dois meses de julgamento, 20 dos 37 réus acusados de envolvimento no esquema do mensalão já foram condenados pelos ministros do STF por um ou mais crimes. Entre os sete crimes investigados, lavagem de dinheiro e corrupção passiva são responsáveis pelo maior número de condenações. Outros crimes pelos quais os réus também foram condenados são corrupção ativa, formação de quadrilha, peculato e gestão fraudulenta. Até agora, nenhum réu foi punido por evasão de divisas.
CARO BIAJONE
Um grande abraço ao Prefeito Ú FONSECA e ao seu diligente amigo JOSÉ ROQUE. Sabíamos que o prefeito iria vencer.
Vamos marcar a data de 24 de outubro para nossa visita a BURI e ITAPETININGA. Qual seria o horário para sairmos de SÃO PAULO?
Avise o MARINHO de que sairemos todos da sede do MMDC.
Boas notícias você nos traz, como sempre.
Dessa maneira a nossa sociedade somente tem a ganhar.
Em 8 de outubro de 2012 08:35, Prof.JBiajone <biajone@yahoo.com> escreveu:
CARISSIMO CEL VENTURA
É com enorme satisfação que em nome do Dr. JOSE ROQUE DIAS, presidente do inclito NC BAIONETAS DE BURI, que participo-vos da formidável vitória de U FONSECA na eleição para prefeito em BURI e na carona desse esperado resultado, encontram-se o seguinte relação de projetos que a partir desse mês terão apoio TOTAL para a sua concretização.
1) Inauguração da placa na estação ferroviária de BURI (que data seria melhor para o senhor? 17, 24 ou 31 deste mês?)
2) criação e concessão em Dezembro/2012 do diploma MERITO E EXCELENCIA
3) criação e concessão em Julho 2013 da medalha e colar TREM BLINDADO
4) inauguração da museu do Trem Blindado e sua respectiva maquete pelo amigo MARINHO em Julho 2013
Com a vitória de U FONSECA e demais companheiros de jornada, dois novos NCs serão criados, o 16º NC em CAMPINA DE MONTE ALEGRE (Aviação Constitucionalista) e o 17º NC em SÃO MIGUEL ARCANJO, todos sob o guarda chuva do comando do SETOR SUL (NC de ITAPETININGA).
Enorme abraço e uma vez mais grato pela indicação que fez de mim e ZEROQUE para a medalha CADETE CONSTITUCIONALISTA, honraria que muito nos honrou e a mm particularmente trouxe me gratissimas lembranças.
A vossa vinda a BURI será no mesmo dia para ITAPETININGA , assim sendo preciso que escolha uma data o quanto antes entre 17, 24 ou 31 de outubro para que eu possa disparar viatura do 22 e tomar as demais providencias. Gostariamos muito que alem do senhor e do CEL EDILBERTO viesse tambem o amigo e artifice MARINHO.
BIAJONE
Out 10, 2012

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebemos um telefonema do Professor JOSÉ CARLOS, Coordenador do Núcleo “MMDC-OESTE LAPA”, preocupado com o evento de amanhã na Praça JOHN LENNON, quando serão entregues medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Aparece um nome de um major do Exército que não tinha mandado currículo e que diz estar numa relação para ser condecorado. Abrimos uma exceção para o Professor JOSÉ CARLOS a respeito disso. Não é praxe o MMDC aceitar tais injunções de última hora.
MARINEI tem um problema de certa forma grave na faculdade onde estuda. A diretora quer conversar com ela no horário das 14:30 horas. Com isso fico sozinho e, para atrapalhar, na hora do almoço cai a pressão do nosso companheiro CRISTIANO, sendo obrigado a ser socorrido a um pronto-socorro mais próximo. Um capitão da Corregedoria PM vem me entregar um diploma que já deveria ter recebido por ocasião do recebimento da Medalha do Cinqüentenário da Corregedoria, no ano passado. Traz ele também uma relação de medalhas Governador PEDRO DE TOLEDO, datada de 9 de novembro de 2009. Elas não estão registradas no livro competente, mas consulto as minhas memórias e realmente foram entregues, ainda na gestão do CORONEL PM ROSOLEN. Houve um lapso por parte do Secretário da Medalha na época.
Esta é uma tarde confusa. Como estou sozinho sou obrigado a atender o telefonema, a abrir porta, enfim somente com o retorno da MARINEI é que fico mais sossegado. AMADO RÚBIO não pode comparecer nesta tarde no MMDC e combina a sua ida à LAPA marcando um encontro na sede por volta das 8 horas de amanhã. 

Já em casa, recebo um comunicado do Professor BIAJONE dando conta que EGYDIO está deixando a presidência do Núcleo de Correspondência de PIRACICABA depois de um ano de profícuo desempenho nesse cargo:
Mario Ventura celmario@gmail.com
18:59
para Prof.JBiajone
ESTIMADO BIAJONE
Algumas ponderações:
Veja se a solenidade de PIRACICABA poderá ser protelada para dia 27 de outubro. Caso positivo, irei presidir a Solenidade. Dia 20, você sabe, estou na reunião da COFAM no Monumento do Ibirapuera.
Segundo, elabore um DIPLOMA DE PRESIDENTE DE HONRA DOS NÚCLEOS DE CORRESPONDÊNCIA DA SOCIEDADE DE VETERANOS DE 32-MMDC, naturalmente dentro do capricho inerente à sua pessoa. Esse diploma seria assinado por você na qualidade de criador dos NC e do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Esse diploma de Presidente de Honra dos Núcleos de Correspondência será pelos relevantes serviços prestados e que ainda prestará à nossa causa do Ideal da Democracia, latente ao espírito do nosso querido EGYDIO.
Entregaremos esse Diploma de Presidente de Honra ao Egydio na solenidade de PIRACICABA. 

Em 8 de outubro de 2012 17:54, Prof.JBiajone escreveu:

CARISSIMO EGYDIO Gostaria que soubesse que seu eu tivesse meia dúzia de EGYDIOs, esse interiorzão bravo de SP seria de uma vez por todas nosso e com mais uns quatro EGYDIOs espalhados na capital, conseguiríamos reverter o lastimável estado em que se encontra o nosso monumento máximo, o OBELISCO do IBIRAPUERA.

Mas DEUS sabe o que faz e também o que não deve ser feito em função da hora certa em que tudo deve ser feito.
Meu caro, está criando HOJE, a contar da hora de disparo desse email, em face da noticia de sua resignação (ver email abaixo) do honrado posto de PRESIDENTE DE NC que soube ser como NINGUEM nesse ultimo ano que o conheço, o posto de CONSELHEIRO DE NC.
Neste posto, você pode ficar permanentemente no quadro de membros do NC que fundou e como o próprio nome diz, realizar o que já deu mostras sobejas de saber fazer: consultoria ao Presidente e/ou VP de NC, por quanto tempo desejar, uma vez que o posto é tão vitalício quanto for a duração de existência do NC.
Todo presidente ou presidenta fundador de seu respectivo NC, a partir de hoje, ao deixar o mesmo, permanece no quadro de membros efetivos do NC como CONSELHEIRO de NC, desde, é claro, que deseje sê-lo, que continue sendo membro da SOCIEDADE em dia com as obrigações e que, é claro, que o NC exista.
Estou nesse mesmo email que lhe envio, participando a todos os presidentes e presidentas de nossos NCs e também ao nosso comandante geral, CEL VENTURA, o qual por unanimidade há de entender esse meu gesto de agradecimento e aquiescer com a minha deliberação em elevar a vossa pessoa ao dito posto que hoje o declaro honrosa e merecidamente ter sido.
Por favor, aceite o posto de CONSELHEIRO como sinal EFUSIVO de meu agradecimento aos relevantissimos serviços prestados à estrutura NC que atualmente é, a contragosto de POUCOS e alegria de MUITOS, a ELITE da TROPA de nossa Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC. O diploma que atesta a vossa ascensão a esse merecidíssimo posto honorífico seguirá na semana seguinte.
Outrossim, torno publica essa deliberação sem rasgação de sedas, sem falsidades, sem pretensas demagogias, sem hipocrisias, sem alisações de egos, sem medalhas e colares para distribuir e ganhar.
Pelo contrário, somos o que somos e temos a prerrogativa de reconhecermos isso e fazer disso a ponta de nossa lança para continuarmos avançando e vencendo as incompreensões e os descasos nessa nossa luta que é resgatar a memória e os feitos de nossos antepassados..
CARISSIMO EGYDIO JOÃO TISIANI! CONSELHEIRO DO 2º NC "VOLUNTÁRIOS DE PIRACICABA"
Se HOJE temos mais de uma dezena de NCs existentes em nossa Sociedade, isso se deve PROFUSAMENTE à vossa determinação em cerrar fileiras conosco, mesmo quando nossos inimigos, hoje camuflados no mais absoluto silencio, tentaram nos arrebatar ou arrefecer o ânimo dos ideais que comungamos pelo resgate da causa constitucionalista.
Enorme abraço e SUCESSO absoluto nessa solenidade que há de ser na belissima PIRACICABA por ocasião das comemorações do 80º aniversário de nosso honrado ARMISTICIO.
do vosso amigo e irmão,
prof. BIAJONEOut 10, 2012 às 17h38

--- Em seg, 8/10/12, EGYDIO JOAO TISIANI escreveu:

De: EGYDIO JOAO TISIANI
Assunto: DA ORGANIZAÇÃO DA SOLENIDADE DE 20 DE OUTUBRO NO MUSEU - MÃOS A OBRA
Data: Segunda-feira, 8 de Outubro de 2012, 16:00

Caro EDSON
1. Na composição da mesa você já assume como presidente do MMDC de Piracicaba e ao mesmo tempo é o mestre de cerimônia (conduz a solenidade).
2. Dentre os agraciados só não poderá comparecer o GUILHERME ANDREOLLI CORRÊA (NC de São Vicente), não sei se é necessário constar dentro do ritual da cerimônia mas o meu filho Vitor Egydio Bicudo Tisiani o representará no momento para receber o respectivo Diploma.
3. Também não sei se pode ou deve fazer parte da composição da mesa, e para confirmar vou contatá-lo o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC Coronel PM MARIO FONSECA VENTURA.
4. Dos convites:
Já foram convidados por mim por e-mail (informal) todos os galardoados com o Diploma Gen. Taborda e quanto ao Diploma Natal Meira Barros, você pode ficar encarregado de convidar já que está geograficamente próximo à Câmara Municipal e até para falar pessoalmente sobre os Diplomas com:
a)- Presidente da Câmara Vereador João Manoel dos Santos; b)- Gláucia N. Mota; c)- Rosângela R. Camolese; d)- Marcelo Oliveira; d)- Cecílio Elias Netto; e)- Eduardo Grosso;  f)- Walterly Accorsi; g)- Judith Meira Barros Sampaio; e h)- o Comandante da Guarda Civil Silas Romualdo em que devemos convidá-lo, mas, como não conheço este último pessoalmente e você sendo o Presidente do NCVPPP poderá fazê-lo através da própria Gláucia visto que João Manoel e Silas Romualdo estão sempre próximos nos vários eventos na Câmara.
DOS COMBATENTES VIVOS: (dois)
Sr. ROMEU GOMES DE OLIVEIRAAv. Dona Jane Conceição nº 1032 - Bairro PaulistaContato com a família: falar com Rosélis (filha) fones (19) 3417-4600 e 3402-1028
Sr. ISCAR ANTONIO BRESSANRua Prudente de Moraes nº 266 - CentroContato com a família: falar com a Izabel (acompanhante) fone (19)  3432-5570
Se algum desses relacionados, acima, mesmo você sendo o presidente e organizador do evento, por ser seu amigo íntimo não se sentir a vontade para o convite me contate e eu posso fazê-lo.
5. Divulgação na mídia: (importante)
Você tem muita influência com o pessoal da TRIBUNA e da GAZETA e se quiser, pode fazer uma apresentação na matéria de seu Edital no A Foto e o Fato sobre o legado do dia 02 de Outubro - CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES entre as tropas constitucionalistas e federais com a redemocratização do país mediante a Constituição.
6. Nossa vice-presidente ANNA THEREZA poderá auxiliá-lo quanto à organização da mesa, recebendo os convidados, acompanhá-lo se achar necessário em reunião representando o MMDC na Câmara, ser sua assessora na apresentação e distribuição dos Diplomas de Honra ao Mérito NATAL MEIRA BARROS, tarefa que a Gláucia o fez junto ao Marcelo Oliveira na solenidade do 9 de julho p. passado, etc., e, futuramente, como ela é versada no assunto RC32 e sabe explanar bem em público, já o vem fazendo em fase de implantação nos trabalhos na Faculdade de Pedagogia onde cursa em palestras nas escolas públicas sobre este tema poderá auxiliá-lo sobre maneira nas palestras como foram feitas nas visitas guiadas no Museu Prudente.
Tudo beleza, você com sua habitual competência já pensou em todos os detalhes e agora vamos pô-los em prática.
Se a organização ficar muito "corrida" (em cima da hora) não conseguindo juntarmos todo o pessoal para o dia 20/10, poderá, ao seu critério, ser protelada para o dia 27/10 com ajuste de horário, se necessário, junto à Maria "Tô" M. Sachs.
Você me propôs que eu ficasse como presidente do nosso Núcleo MMDC até 22/10 quando se comemora um ano de sua criação formalizada, mas, estive pensando, e para não pairem-se dúvidas nesta solenidade a partir de hoje passo este cargo para você nesta excelente obra da representação da Sociedade MMDC e pregação da perpétua Epopeia Paulista de 32 e seus Heróis Constitucionalistas, bem como sobre tudo ciente está a nossa atual vice-presidente ANNA THEREZA.
A PARTIR DESTE MOMENTO VOCÊ É O ATUAL PRESIDENTE DO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA VOLUNTÁRIOS PAULISTAS DE PIRACICABA!
Meus parabéns, conte comigo meu amigo e tenho a mais absoluta certeza que nossa Sociedade MMDC de PIRACICABA estará muito bem representada pela sua ilustre e competente pessoa.
Sempre no contato.
Abraços,Egydio

EGYDIO JOAO TISIANI
19:36
para Prof.JBiajone, mim, Edson, anna
portuguêsespanhol  
CARO E ETERNO IRMÃO EM ARMAS PROF. BIAJONE
É com enorme satisfação que recebo esta excelente notícia-surpresa que me envaidece sobre maneira e me emociona tanto quanto tivesse sido agraciado com uma alta comenda da nossa Sociedade.
Continuarei sempre atuante em nosso NC e vigilante colaborando em que chamado for nos seus interesses, apesar de depositar a maior confiança em que EDSON e ANNA THEREZA, por sequência Presidente e Vice-Presidente, realizarão ainda mais benefícios do que eu cá em PIRACICABA em relação à nossa nobre causa constitucionalista.
EDSON é um idealista dedicado, de iniciativa, participativo e quer dar segmento às suas raízes constitucionalistas em Piracicaba em que um dos seus tios-avós NATAL MEIRA BARROS morreu em combate na RC32 com apenas 17 anos de idade e outro MANOEL SAMPAIO MATTOS foi o 1º Presidente do Núcleo MMDC desde a década de 60 nesta cidade e tudo o fará para consolidar este objetivo. Ele é leal, honesto, competente, experiente, subordinado aos princípios hierárquicos previstos em nossos estatutos e educado sendo que tudo em que tinha idéias de melhoria no planejamento organizacional, mormente, realizações de eventos e solenidades favorecendo o nosso núcleo me contatava constantemente dando sugestões e solicitando opiniões e, sendo pessoa da minha mais inteira confiança, senti que eu mesmo na condição de vice o estaria "castrando" deste seu enorme potencial e por isto minha decisão justa e compenetrada.
Agradeço-lhe, querido amigo, por tudo de excelente e dos muitos momentos alegres e vibrantes que junto tivemos em nossa honrosa caminhada, bem como ao profícuo e Presidente Cel VENTURA pela confiança em mim depositada nesta missão, a todos os irmãos e dignos companheiros dos nossos queridos Núcleos de Correspondência e ao povo Piracicabano que também em mim confiou e soube dar a devida honra neste período aos seus eternos heróis combatentes de 32.
Esperamos, nesta próxima solenidade alusiva à  cessação das hostilidades entre as tropas constitucionalistas e federais na Revolução de 1932 (retroativa ao dia 2 de outubro) no Museu Prudente de Piracicaba em que até o final desta semana definiremos a data sendo em 20/10 ou 27/10/2012 às 15 horas em comunicado oficial a todos os agraciados e convidados, contar com a sua distinta participação, que em não podendo o representarei na entrega do Diploma de Honra ao Mérito General Brazilio Taborda, se me permitir, da melhor forma possível, contamos com a presença honrosa do amado e visionário Comandante Cel VENTURA bem como dos seus convidados e membros da Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC.  
Conte sempre comigo e receba o meu efusivo e mais respeitoso abraço.
Egydio

Brasileiros de todos os Estados foram às urnas, neste domingo, para eleger prefeitos e vereadores. Maiores colégios eleitorais do País, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades onde estão os vereadores mais votados do pleito. Com 132.313 votos, Roberto Tripoli (PV-SP) lidera a lista. Andrea Matarazzo (PSDB - SP), com 117.617 votos , aparece em segundo lugar.
Única celebridade entre os 20 primeiros colocados, o vereador Netinho de Paula (PCdoB -SP) foi a opção de 50.698 eleitores e é o 13º candidato mais votado. Mário Covas Neto (PSDB-SP), herdeiro de Mário Covas (morto em 2001), recebeu 60.697 votos e ficou com a 9ª posição. Em 18º, o pastor Edemilson Chaves (PP-SP) foi eleito com voto de 45.858 pessoas.
Veja a lista dos 20 vereadores mais votados do Brasil:
1º. Roberto Tripoli - PV - São Paulo - 132.313 votos
2º. Andrea Matarazzo - PSDB - São Paulo - 117.617 votos
3º. Antônio Goulart - PSD - São Paulo - 104.301 votos
4º. Milton Leite - DEM - São Paulo - 101.664 votos
5º. Coronel Telhada - PSDB - São Paulo - 89.053 votos
6º. Rosa Fernandes - PMDB - Rio de Janeiro - 68.452 votos
7º. Antonio Carlos Rodrigues - PR - São Paulo - 67.161 votos
8º. Masataka Ota - PSB - São Paulo - 62.693 votos
9º. Mario Covas Neto - PSDB - São Paulo - 60.697 votos
10º. Eliseu Gabriel - PSB - São Paulo - 53.634 votos
11º. Luiz Antônio Chrispim Guaraná - PMDB - Rio de Janeiro - 53.306 votos
12º. Celso Jatene - PTB - São Paulo - 52.099 votos
13º. Netinho de Paula - PCdoB - São Paulo - 50.698 votos
14º. Toninho Paiva - PR - São Paulo - 48.613 votos
15º. Antônio Donato - PT - São Paulo - 47.039 votos
16º. Juliana Cardoso - PT - São Paulo - 46.757 votos
17º. Senival Moura - PT - São Paulo - 46.524 votos
18º. Pastor Edemilson Chaves - PP - São Paulo - 45.858 votos
19º. Sandra Tadeu - DEM - São Paulo - 45.770 votos
20º. Cesar Maia - DEM - Rio de Janeiro - 44.095 votos.
Dois pelotões da ROTA foram enviados para a BAIXADA SANTISTA e devem permanecer por tempo indeterminado na região, após as mortes de dois policiais militares e outras 13 pessoas em cinco dias em SANTOS, SÃO VICENTE e GUARUJÁ. A Polícia Civil ainda investiga se há relação entre os casos. No domingo, dia 7, após a morte de sete pessoas em cinco horas, o secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, e o comandante da PM, CORONEL PM ROBERVAL FRANÇA, estiveram no litoral para conversas com integrantes dos batalhões da região. Membros da Corregedoria da PM também foram deslocados para SANTOS. “Foram duas mortes covardes cometidas contra policiais que devemos apurar, assim como as demais mortes de civis ocorridas depois”, disse FERREIRA PINTO.
Treze pessoas foram baleadas em GUARULHOS, desde o final da tarde de domingo, dia 7, até a madrugada de hoje. Quatro delas morreram e o governador GERALDO ALCKMIN pediu atenção especial à polícia na investigação dos casos. Na madrugada de domingo, sete pessoas foram assassinadas, entre elas um sargento da PM e outras cinco ficaram feridas em SANTOS, no litoral. O PM LUÍS EMILIANO SILVA DE LIMA, de 25 anos, foi baleado às 17:30 horas de domingo, na ESTRADA JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, esquina com a AVENIDA JUREMA, no JARDIM NOVA CIDADE, em GUARULHOS. Quatro homens em duas motos exigiram que ele entregasse seus pertences e a moto, uma HONDA/SB600F HORNET preta. Um bandido revistou o PM e gritou para que o comparsa atirasse. Houve troca de tiros. Dois suspeitos foram baleados e o PM atingido no ombro e na mão esquerdos. Um ajudante geral, de 43 anos, e um desempregado, de 18 anos, foram baleados, por volta das 19 horas de domingo, na Rua SÃO JOSÉ DO ALEGRE, no JARDIM MARILENA. Às 21:30 horas, um homem de 40 anos foi baleado na Rua TAQUARITUBA. Um rapaz foi morto e outro ferido no JARDIM LENIZE. À 0:30 hora de segunda-feira, dia 8, homens ocupando duas motos e um carro chegaram à Rua GONÇALO DO SAPUCAI e seus ocupantes balearam MATHEUS DA SILVA SANTOS, de 15 anos, SABRINA FÉLIX SILVA, de 18, e GERIVALDO GOMES DA SILVA, de 28, que morreram. JOHNY LIMA, de 21, e LUCIANO LIMA, de 41, foram socorridos.
O samba de SÃO PAULO perdeu hoje um de seus compositores, ALBERTO ALVES, conhecido como SEU BETO, já era sambista consagrado quando conheceu a recém-fundada MOCIDADE ALEGRE, em 1967. Ele encantou-se com a escola e passou a viver uma historia de carinho, amor e respeito pelo pavilhão vermelho e verde do bairro do LIMÃO, na zona norte. Na década de 1970, SEU BETO trabalhava como pedreiro e, voluntariamente, dedicou-se à construção da atual quadra de ensaios, que passou a ser chamada e reconhecida como MORADA DO SAMBA. Como compositor, ALBERTO ALVES deixou três sambas-enredo considerados antológicos, que entraram para a galeria de sambas imortais: “SÃO PAULO, TRABALHO, SERESTA E SAMBA” (1972), “A REVOLTA DOS MALES” (1979) e “VISUNGO, CANTO DO RIQUEZA” (1981). SEU BETO também é autor do hino “RECEITA DE BAMBA”, uma exaltação cantada até hoje em todas as finais de samba-enredo da MOCIDADE ALEGRE. Atualmente, ele era presidente da ala dos compositores. A diretoria da MORADA DO SAMBA diz que “sempre com muito respeito, nunca falhou na postura como sambista, aconselhava todos os compositores e cuidava das questões da escola sempre com muita honraria. Servia também como um guardião conselheiro, participando de reuniões decisivas e importantes da escola”. No site da escola de samba, uma nota anuncia o falecimento. “Com a passagem de mais um de seus filhos, a família MOCIDADE ALEGRE, em oração, deseja que a alam do nosso sambista percorra por uma linda alvorada ao reino dos céus, ao encontro de seus irmãos, também baluartes de fundadores da nossa escola, com a mesma poesia que eternizou a sua carreira e a sua escola. SEU BETO descanse em paz”. Apresentadora do talk show “PASSARELA DO SAMBA”, BYANCA SOUZA, postou uma mensagem de pesar no FACEBOOK da escola. “Meus sentimentos a toda família MOCIDADE ALEGRE. Sei o quanto a figura emblemática de SEU BETO representa a todos vocês! Força e Fé!, disse. ROBSON BARRETO, da comunidade da MORADA DO SAMBA, expressou na Internet sua homenagem ao compositor. “LIMÃO em luto! Perdemos um dos fundadores da MORADA. Perdemos um baluarte do samba paulistano, mas sua história nunca será esquecida, jamais!”, escreveu. ALBERTO ALVES estava com 81 anos (nasceu em setembro de 1931).     
Como sempre
 Detalhes Publicado em Segunda, 08 Outubro 2012 20:09 Escrito por Olavo de Carvalho
Ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, do STF: o que há por trás dos fatos do julgamento. - Wilson Pedrosa/Estadão ConteúdoVivendo num país onde, malgrado a corrupção nas altas esferas, o empenho diário de evitar o mal e fazer a coisa certa ainda é uma realidade vivente no seio de tantas famílias e uma referência incontornável até mesmo para a mídia mais mentirosa e vendida, a degradação dos padrões de julgamento moral no Brasil surge aos meus olhos com uma clareza estonteante.
Notem bem: eu não disse padrões de conduta, disse padrões de julgamento. A prática do crime aí tornou-se tão normal e corriqueira que ela própria determina os critérios com que será julgada, nivelando tudo por baixo.
O bem, o heroísmo e a santidade desapareceram do repertório das possibilidades humanas, até mesmo imaginárias, de tal modo que as virtudes mais banais e obrigatórias se tornaram a medida máxima de aferição das ações, e o simples fato de um funcionário cumprir o regulamento basta para elevá-lo ao céu dos modelos divinos.
No julgamento do Mensalão, todo mundo esperava que os juízes agissem da maneira usual, isto é, se deixassem vender. Como não fizeram isso, como não fizeram vista grossa àquilo que até um cego podia enxergar com nitidez cristalina, foram instantaneamente transfigurados nas encarnações mais sublimes das virtudes pátrias, recebendo louvores que nunca foram concedidos a José Bonifácio de Andrada e Silva, ao Duque de Caxias ou ao Beato José de Anchieta.
Não vai nisso, é claro, qualquer crítica ou tentativa de depreciar o desempenho de Suas Excelências. Quem está julgando errado não são os juízes, é a sociedade brasileira, que elevou a vigarice e o crime a símbolos convencionais da normalidade e já se deslumbra até o ponto do desvanescimento e do orgasmo quando alguém simplesmente se abstém de praticar a esperada sacanagem.
Nessa escala diminuída, não é de espantar que a própria extensão dos delitos cometidos e punidos tenha sido reduzida à sua medida mínima, como se fossem meros pecados individuais e não a expressão direta, racional e inevitável da estratégia política global que dirige o curso dos acontecimentos neste País desde há uma década.
Nenhum dos réus do processo agiu por conta própria, nem no seu interesse pessoal exclusivo. Todos tinham a consciência clara – e por isso mesmo, a seus próprios olhos, totalmente limpa – de trabalhar para a glória e o poder do seu partido, para a consolidação da hegemonia esquerdista, que se colocava acima das leis não por um desvio acidental, mas com o propósito deliberado de destruir o sistema vigente e legitimar, pelo hábito repetido, o império soberano de uma nova autoridade: o "poder onipresente e invisível" de que falava Antonio Gramsci.
Esquecer a dimensão estratégica desses crimes, usando as culpas individuais como cortina de fumaça para encobrir o plano global que os gerou, não é de maneira alguma fazer justiça: é inocentar o grande culpado, punindo em vez dele os seus colaboradores.
O fato é que nem os juízes, nem os analistas de mídia, nem os formadores de opinião em geral conhecem, seja os planos estratégicos da esquerda brasileira como um todo, seja, mais ainda, a tradição marxista que os inspira e determina. Todos julgam, assim, desde uma visão minimalista onde os detalhes aparecem soltos e o projeto maior permanece incólume por trás do sacrifício de seus estafetas e office boys.
Quem quer que tenha estudado um pouco de estratégia comunista – o que não é o caso de nenhum desses ilustres opinadores – sabe que a conduta do partido revolucionário se orienta com o propósito de usar temporariamente o direito burguês como instrumento não só para impor em nome dele um direito novo e antagônico, mas de apressar a desaparição de todo o direito, substituindo-o pelos decretos onipotentes da elite iluminada que comanda o processo.
Onde quer que um partido imbuído da ambição revolucionária de mudar a sociedade de alto a baixo ascenda ao poder, usando para isso os pretextos mais respeitáveis da moralidade convencional – como o fez o PT ao longo da sua fulgurante carreira de denunciador da corrupção alheia –, a imoralidade e o crime se imporão logo em seguida, não como desvios e aberrações, mas como instrumentos preferenciais para demolir o senso estabelecido da moral e da justiça e, na subsequente confusão geral das consciências, impor um novo padrão de julgamento, onde a vontade revolucionária é o critério supremo e único do bem e da verdade.
Tudo isso está ocorrendo bem diante dos olhos sonsos e cegos de uma opinião pública que não apenas se contenta, mas entra em êxtase quando o partido criminoso entrega à justiça seus agentes menores para preservar-se politicamente, limpando-se na sua própria sujeira, como sempre.
Olavo de Carvalho é ensaísta, jornalista e professor de Filosofia
Uma descoberta feita há 50 anos e outra há seis – complementares, que juntas mostraram como é possível reprogramar células adultas para que retomem a versatilidade das células-tronco embrionárias – levaram hoje o Prêmio NOBEL de MEDICINA. Os laureados foram o biólogo britânico JOHN GURDON, da Universidade de CAMBRIDGE, e o médico japonês SHINYA YAMANAKA, da Universidade de KYOTO. O campo de estudo aberto pelos dois pesquisadores é hoje um dos mais promissores tanto para a medicina quanto para a biotecnologia, uma vez que trouxe novas possibilidades para as pesquisas com células-tronco – essas por si só já cheias de expectativa pelo potencial de substituir células, tecidos ou órgãos danificados e, assim, ser a esperança de cura do câncer e da diabete, ou de doenças degenerativas como ALZHEIMER e PARKINSON. O primeiro passo foi dado por GURDON, de 79 anos. Em 1962, ele descobriu que a especialização das células é reversível trabalhando com girinos e rãs. Em uma experiência clássica – o primeiro tipo de clonagem animal, que décadas depois seria usado com a ovelha DOLLY – ele substituiu as células imaturas do núcleo de um óvulo de uma rã pelo de uma célula intestinal madura. Essa cédula do óvulo modificada deu origem a um girino. O DNA da célula madura tinha ainda toda a informação necessária para desenvolver todas as células da rã. Mais de 40 anos depois, em 2006, YAMANAKA descobriu como as células maduras intactas em ratos podiam ser reprogramadas para se transformar em células-tronco imaturas. Ele descobriu quais genes poderiam atuar nessa desconfiguração. O resultado foi apelidado de IPS, ou célula-tronco pluripotente induzida. No ano seguinte, ele obteve o mesmo resultado com células humanas, fazendo com que um fibroblasto (célula de pele) voltasse a agir como uma célula antes da diferenciação. Ao fazer com que células adultas pudessem “voltar no tempo” e começassem a agir como as versáteis células-tronco embrionárias – que podem se diferenciar em todas as outras células e tecidos do corpo – foi aberta uma alternativa para o próprio uso dessas polêmicas células. Para obtê-las, é preciso destruir embriões, como, por exemplo, os descartados em clínicas de fertilidade, condição que enfrenta a resistência de grupos religiosos. Além disso, sua aplicação terapêutica demanda uso de imunossupressores, uma vez que pode ocorrer rejeição. Já a pluripotência induzida poderia ser obtida com células do próprio paciente, evitando esses problemas.    
As hostilidades entre SÍRIA e TURQUIA reabriram o debate sobre a relevância da OTAN e colocaram a aliança militar em uma encruzilhada. Se agir, abre um mal-estar profundo com o KREMLIN e todos aqueles contrários a uma solução militar unilateral para a situação da SÍRIA. Se deixar a TURQUIA continuar a ser provocada, descumpre sua missão de defender um membro. Políticos, especialistas e diplomatas em BRUXELAS e na Conferência de Desarmamento da ONU em GENEBRA admitem que, além de um desafio para o ORIENTE MÉDIO, a crise na SÍRIA está sendo um novo teste diplomático para a OTAN. Assim que foi atacada, a TURQUIA pediu uma reunião de emergência da OTAN, que condenou as ações e prometeu que apoiaria ANCARA. No mesmo dia, os turcos aprovaram uma lei permitindo ataques além de sua fronteira “em caso de necessidade”. O secretário-geral da OTAN, ANDERS FOGH RASMUSSEN, insiste que a aliança não tem planos para entrar em uma guerra na SÍRIA e a solução em DAMASCO terá de ser política. Depois das ações na LÍBIA, a OTAN foi fortemente questionada. O caixa da entidade não permite se lançar em mais um conflito, ao menos sem que países anunciem novas promessas de recursos. Diplomatas do setor de defesa confirmaram que a diplomacia dos EUA tem barrado qualquer tipo de debate sobre um envolvimento da aliança na SÍRIA. BARACK OBAMA, em campanha eleitoral, não estaria disposto a apoiar mais uma guerra. Mas os cálculos não teriam de ser feitos apenas em razão das limitações dos aliados. Na sexta-feira, MOSCOU também lançou seu alerta contra a OTAN e deixou claro que não tolerará uma ação redesenhando o mapa do mundo árabe. Do lado europeu, ordem também é a de pedir calma.

Cinco dias após o início dos bombardeios entre SÍRIA e TURQUIA, o governo turno propôs que o vice-presidente sírio, o sunita FAROUK AL-SHAREH, assuma um governo de transição, após a partida de BASHAR ASSAD. A proposta foi reforçada em ESTRASBURGO, na FRANÇA, onde o secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON, pediu a negociação de uma saída política para a crise, que já dura 20 meses. À noite, DAMASCO ironizou a proposta. A “oferta” foi feita pelo chanceler da TURQUIA, AHMET DAVUTOGLU. SHAREH, vice-presidente desde 2006, substituiria ASSAD na chefia do Estado da SÍRIA. Representante da comunidade sunita em um governo que se apóia na minoria alauita, SHAREH foi envolvido diversas vezes em rumores de deserção e conta ainda contar com crédito do Conselho Nacional Sírio, o órgão que reagrupa movimentos de oposição. Informações não confirmadas dão conta de que ele estaria em prisão domiciliar por divergir do ditador ASSAD. A reação do regime sírio veio ao longo do dia, quando o ministro da Informação, OMRANE AL-SOHBI, ironizou a proposta turca em entrevista à TV estatal de DAMASCO. “O que o ministro DAVUTOGLU disse reflete o embaraço político e diplomático flagrantes”, argumentou ele, acusando o vizinho de conduzir uma política que “reduz o peso da TURQUIA”, na região. “Nós não estamos mais na época do Império Otomano. Eu aconselho o governo turco a renunciar ao poder em favor de personalidades aceitáveis pelo povo turco”.

O governo de ISRAEL atacou hoje alvos na FAIXA DE GAZA depois que militares palestinos dispararam foguetes contra o sul do país. O grupo radical HAMAS, que controla o território palestino, informou, por sua vez, que o ataque era uma resposta a um bombardeio aéreo israelense que matou um militante e feriu outro na noite de domingo, dia 7. Pelo menos um palestino morreu e nove ficaram feridos. O morto foi identificado como MOHAMED MAKAWI, de 25 anos. Ele seria ligado a um grupo radical envolvido num recente ataque à fronteira do SINAI, em que um israelense acabou morto.

O presidente egípcio, MOHAMED MORSI, anistiou os manifestantes presos no período entre a revolução popular que derrubou o ditador HOSNI MUBARAK, em fevereiro de 2011, e junho deste ano, quando foi eleito. O decreto sai cem dias após a chegada ao poder de MORSI. Serão anistiados os condenados e também os ativistas que estão sob investigação ou em julgamento.      

2 013   :      -      TERÇA-FEIRA
Manhã fria. Em minha biblioteca faço a atualização do dia 8 de outubro. Não estou atrasado com minhas digitalizações, mas deverei cumprir alguns compromissos ainda nesta semana e, fatalmente, tudo irá se atrasar novamente. Hoje deverei fazer uma visita à sede dos escoteiros (UNIÃO BRASILEIRA DOS ESCOTEIROS, seção de SÃO PAULO). Uma viagem até SÃO CAETANO DO SUL está da pendência de se arrumar uma viatura para minha ida até a 3ª Companhia do 6º BPMM, no PARQUE CHICO MENDES. Essa cerimônia de Valorização Policial Militar entrega da Medalha “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA do Núcleo MMDC-LESTE” está marcada para 18:30 horas. Receberão a medalha: 2º TENENTE PM AGUILAR ALVES SALGADO, SUB-TENENTE PM ELÍSIO HONÓRIO DE SILVA FILHO, SUB-TENENTE PM EDER TEIXEIRA VILELA, 1º SARGENTO PM JOSÉ DE MATOS SOARES e 1º SARGENTO PM EDVALDO RODRIGUES DA SILVA FILHO.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC procuro atualizar as impressões referentes ao dia de hoje. Sou chamado para almoçar com MAURÍCIO, MANUELA e OLIVEIRA. A pequena SOPHIA, filha do MAURÍCIO e MANUELA apresenta alergia na pele e o casal se preocupa. Mas não posso conversar muito com eles. Logo estou retornando ao MMDC. Logo chega o WILLIAM MASCARENHAS e vamos para a UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – Região Escoteira de SÃO PAULO, na Rua CORONEL XAVIER DE TOLEDO, 316, 3º andar.
Ao atingirmos o semáforo da Rua ANITA GARIBALDI, cruzo com o MAJOR PM BAIA e sua esposa. Ele vem conversar comigo, justamente quando estou indo para a reunião já marcada com o Presidente da União dos Escoteiros. BAIA já se apresentou no batalhão de SÃO BERNARDO e quer ver a possibilidade de se montar um núcleo ali. Essa tentativa já foi feita com o CAPITÃO PM CASTROPIL há anos atrás. Mesmo recentemente já conversamos sobre isso novamente. Agora, com o TENENTE PM TERRON, e com o apoio do MAJOR PM BAIA, volta-se à carga.
Na Região Escoteira de SÃO PAULO já se encontra o THELL DE MORAES. Vamos ter uma conversa com o Diretor Presidente ANTÔNIO LÍVIO ABRAÇOS JORGE sobre a possibilidade de colocar um grupo de escoteiros no interior do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em 2014, quando estiver pronta a restauração dessa grande obra situada no IBIRAPUERA. A conversa é bem informal, sendo que não há pressa na realização desse projeto, pois tudo deverá se concretizar no ano que vem.
Por volta das 17 horas estou retornando de metrô até a ARMÊNIA. A viagem para SÃO CAETANO DO SUL não se concretizou por falta de condução.   

Um dos mais violentos protestos ocorridos em SÃO PAULO desde junho deixou, na segunda-feira, dia 7. sete feridos, um rastro de destruição e trouxe a público, hoje, o secretário da Segurança Pública FERNANDO GRELLA VIEIRA com um recado claro: “Contra pequenos grupos de vândalos, a polícia vai usar força progressiva, sim. Inclusive balas de borracha”. GRELLA VIEIRA e o procurador-geral do Estado, MÁRCIO FERNANDO ELIAS ROSA, se reuniram na sede da Secretaria da Segurança Pública para definir a atuação de uma força-tarefa envolvendo promotores criminais e da infância e juventude, atuando em conjunto com as polícias Civil e Militar. “Este grupo visa impedir que uma minoria de baderneiros atrapalhe o direito de livre manifestação. Queremos fazer uma via rápida para apurar como esses criminosos agem e assegurar que eles não fiquem impunes”, explicou GRELLA.
O procurador-geral afirmou que há necessidade de identificar mais rapidamente os autores dos crimes para puni-los. “As medidas cabíveis vão desde a possibilidade de prisões temporárias, preventivas até o oferecimento da denúncia”.
Na noite de segunda-feira, durante manifestação em apoio aos pleitos dos professores do RIO e também por melhorias na educação paulista, um grupo de mascarados, conhecido como BLACK BLOC, desafiou policiais na PRAÇA DA REPÚBLICA, em frente à Secretaria da Educação. Houve confronto. Seis PMs e dois manifestantes ficaram feridos. Agências bancárias, lojas e orelhões foram depredados. O MASP foi pichado. Uma viatura da Polícia Civil foi destruída e tombada.
Delegados do DEIC, do DECAP, comandantes da PM e promotores definiram que todos os casos envolvendo grupos organizados para promover quebra-quebra, danos e agressões serão enquadrados em um inquérito único. A medida valerá para os casos ocorridos na segunda-feira. Isso deve facilitar a identificação de suspeitos em ações recorrentes e possibilitar indiciamentos em formação de quadrilha, cuja pena é maior e prevê prisão.

A depredação no Centro da capital foi tamanha que o delegado ANTÔNIO LUÍS TUCKUMANTEL, titular do distrito policial que teve uma viatura destruída por vândalos infiltrados na manifestação, buscou num dispositivo da ditadura militar o enquadramento de um casal de namorados detido. HUMBERTO CAPORALLI, 24 anos, e LUANA BERNARDO LOPES, 19, vão responder pela Lei de Segurança Nacional, promulgada em 1983 no governo FIGUEIREDO, que define como crime “depredar, provocar explosão ou incendiar para manifestar inconformismo político ou manter organizações subversivas”. Das 11 pessoas detidas na noite do tumulto, só o casal e um adolescente, apreendido por portar um soco inglês, permaneciam sob custódia. A decisão da Polícia Civil desagrada DANIEL BIRAL, do grupo ADVOGADOS ATIVISTAS, que representa o casal. “Eles estavam lá apenas registrando a manifestação. Não participaram de qualquer ato de vandalismo”, garante. O advogado disse ainda que vai entrar com um pedido de liberdade provisória pela falta de provas contra seus clientes.
O delegado ANTÔNIO LUIS TUCKUMANTEL disse que as principais provas contra a dupla serão imagens gravadas pelos próprios detidos. Na análise do delegado, fotos e vídeos mostram que eles incentivaram o ataque contra a viatura, que foi tombada na região da PRAÇA DA REPÚBLICA.

O porta-voz do governo de CRISTINA KIRCHNER anunciou nesta tarde que a cirurgia de retirada de um hematoma da cabeça da presidente foi um sucesso. ALFREDO SCOCCIMARRO acrescentou que a chefe de Estado está de bom humor e agradeceu a equipe médica e a todos que estão rezando por ela. O procedimento não teve complicações e foram descartados riscos cardiovasculares, após exames complementares.

Uma foto que seria a primeira do ex-técnico da CIA, EDWARD SNOWDEN, desde que ele conseguiu asilo político em MOSCOU, em agosto, foi publicada pelo portal russo “LIFE NEWS”. A imagem, que teria sido comprada por 100 mil rublos (mais de 3 mil dólares), mostra SNOWDEN empurrando um carrinho de supermercado. O advogado de SNOWDEN, no entanto, não confirmou que a foto é atual. “Obviamente este é SNOWDEN, mas eu não direi se ele está ou não em MOSCOU”, disse ANATOLI KUTCHERENA ao site russo.       

2 014     :    -   QUARTA-FEIRA
Uma gripe me surpreende. Amanheço com inflamação na garganta. Mais tarde vem a coriza, uma das partes mais terríveis da gripe para mim. Apesar de tudo vou no horário normal para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI explica o problema da cobrança astronômica que lhe é feita pela Prefeitura de GUARULHOS numa cobrança desproposital de imposto predial. Gastou seu tempo e saliva, ontem, tentando resolver esse impasse. Querem que ela pague em parcelas a soma de cinco mil reais, para depois recorrer. Irá entrar na Justiça contra essa cobrança indevida.
As indicações para a outorga do COLAR "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", para 22 de outubro são feitas por mim: Desembargador JOSÉ HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER JÚNIOR, JUIZ RICARDO BRAGA MONTE SERRAT, CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS, CORONEL Med PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR, FERNANDO MORENO e
Converso, via fone, com o desembargador DIEFENTHALER, com o Juiz RICARDO, WILLIAM MASCARENHAS (sua companheira TELMA viajará para PORTUGAL no próximo sábado, dia 11, e ele está atrapalhado com a ajuda que lhe está dando).
Recebo a visita do MAJOR PM CÁSSIO. Ele será o presidente do Núcleo que está sendo criado no 1º BPChq "TOBIAS DE AGUIAR", quartel conhecido como sendo a ROTA. Possivelmente, no 44º aniversário de criação da ROTA, seja anunciada também a criação desse Núcleo.
Com o cair da tarde o meu problema gripal piora. Na ARMÊNIA perco mais de meia hora esperando um ônibus. Um acidente na VIA DUTRA causa esse atraso. Vou chegar mais tarde em casa.   

Recebo uma mensagem do JOSÉ D´AMICO em face do que lhe escrevi em 3 de outubro:
Querido JOSÉ
Estou regressando agora da OAB-SP. Linda festa, sob a presidência da desembargadora MARIA CRISTINA ZUCCHI, que foi condecorada com o COLAR DA VITÓRIA, por indicação do Juiz ADIB CASSEB, Presidente do Tribunal de Justiça Militar.
E sabe por quê o Juiz CASSEB a indicou? Pelo brilhantismo dela no 30 de setembro. Essa indicação foi feita no TJM, quando levei o COLAR DA VITÓRIA para os juízes daquela Corte, em 1º de outubro. E não poderia me furtar a atender o nosso querido juiz CASSEB.
Pela manhã estivemos comemorando os 82 anos do término da Revolução na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS de PIRITUBA (1500 SOLDADOS).
Acaba, portanto, nesta noite a maratona de eventos que tivemos de 30 de setembro até hoje.
Iremos exercer o nosso direito de voto do domingo e descansaremos um pouco.
Conto com você no elo de amizade com o POETA PAULO BOMFIM. As 781 imagens do 30 de setembro são a prova de um trabalho sério e meticuloso, onde o nosso recruta ZEZINHO foi a alma de uma solenidade mais do que histórica, FANTÁSTICA!!!

Queridíssimo coronel Ventura,
Fico uma vez mais emocionado ao ler sua linda mensagem, apesar de não  ser merecedor de suas tão amorosas e generosas palavras , palavras de coração a este seu imperfeito recruta...
Fico muito feliz que, como saldo afetivo daquela tarde mágica de 30 de setembro, a desembargadora Maria Cristina Zucchi tenha recebido o "Colar da Vitória" !
Enquanto houver pessoas como o senhor e Paulo Bomfim, continuará valendo a pena prosseguirmos na nossa jornada aqui na Terra !
Continências sempre espirituais,
                       Recruta 3e2inho
 Respondo ao JOSÉ D´AMICO com a seguinte mensagem:
Estimado JOSÉ
Estou marcando uma reunião da Diretoria Executiva para às 14:30 horas do dia 23 de outubro, na sede da Sociedade.
Preciso levar ao conhecimento dos senhores diretores a grave situação em que se encontra a sede da Sociedade e a necessidade que temos de, infelizmente, escolher um outro lugar para exercermos as nossas atividades sem perigo de um acidente que possa vir a acontecer. O prédio está cada vez mais degradado pela infiltração de águas pluviais.
Preciso de sua presença para as necessárias argumentações dos senhores diretores.

O CRUZEIRO é o time mais temido do BRASILEIRO. Tem um elenco estrelado, é virtual campeão, quase imbatível...Pode ser isso para quase todos os times da tabela. Para o CORINTHIANS, não.
Jogando um futebol consistente, a equipe de MANO MENEZES venceu a RAPOSA por 1 a 0 - assim como no primeiro turno - e mostrou que, pelo menos no confronto direto em 2014, a RAPOSA é líder na freguesia.
Na volta de MURICY RAMALHO após uma semana afastado para se recuperar de uma arritmia cardíaca, o SÃO PAULO não deixou o treinador respirar sossegado. Somente com muito esforço, o TRICOLOR conseguiu derrotar o ATLÉTICO PARANAENSE por 1 a 0, no MORUMBI. O triunfo fez a equipe dormir na vice-liderança do BRASILEIRO.
Depois de ficar cinco meses afastado dos gramados, o goleiro FERNANDO PRASS voltou em grande estilo. Hoje, contra o BOTAFOGO, ele se mostrou totalmente recuperado da lesão sofrida no cotovelo direito. No fim da partida, o camisa 25 fez uma defesa decisiva e segurou a vitória por 1 a 0, no MARACANÃ. Graças a um gol do atacante HENRIQUE e a segurança de PRASS, o PALMEIRAS encerrou um incômodo jejum: o clube paulista não vencia fora de casa desde a quinta rodada, quando bateu o VITÓRIA, em SALVADOR. Com o resultado, o PALMEIRAS chegou a 31 pontos, alcançou o 13º lugar e deixou o BOTAFOGO na lanterna do BRASILEIRO.
Só pensando em escapar da zona de rebaixamento, seis times duelaram hoje em jogos diretos. CORITIBA e FLAMENGO se deram bem, ao vencerem e garantir um respiro. Depois de seis jogos sem ganhar, o RUBRO-NEGRO empatava com o FIGUEIRENSE em 1 a 1 até os 47 minutos, quando NIXON garantiu o triunfo: 2 a 1.
O time de VANDERLEI LUXEMBURGO fica a seis pontos de distância da CHAPECOENSE, primeira na zona de degola.
Fazendo o simples, o gol solitário de LUCCAS CLARO sobre o CRICIÚMA fez o CORITIBA assumir a 16ª posição e empurrar o BOTAFOGO para a lanterna, três pontos atrás dos paranaenses, que agora somam 29.
Ainda hoje, o VITÓRIA não passou de um empate em 2 a 2 contra o GOIÁS, seguindo entre os rebaixados, um ponto a menos do que o COXA. Os goianos seguem em décimo lugar.    
A vitória por 2 a 0 do GRÊMIO sobre o SPORT, no SUL, faz o TRICOLOR GAÚCHO dormir entre os quatro primeiros, passando o ATLÉTICO MINEIRO (46 pontos contra 43).

Derrotado na estreia no MASTERS 1000 de XANGAI, na CHINA, RAFAEL NADAL disse que precisa de uma cirurgia ainda este ano, devido a um apendicite. "Eu preciso fazer essa cirurgia, conversei com os médicos na ESPANHA. É um risco enorme quando isso acontece", disse. "Mas quero fazê-la até o fim do ano. Não agora".

O PSB confirmou, hoje, que vai subir no palanque de AÉCIO NEVES (PSDB) na fase final da eleição presidencial. A decisão foi tomada pela Executiva da legenda, após longa reunião. Alguns dirigentes, em minoria, insistiam no apoio à presidente DILMA ROUSSEFF (PT) e outros, por conta da divergência, entendiam que a melhor opção era a legenda ficar neutra, liberando os palanques estaduais. Após muita discussão venceu a tese da maioria de que o programa de governo de AÉCIO é o que mais se aproxima daquilo que o PSB entende ser o melhor para o país. Além disso, pesou na decisão os ataques do PT a MARINA SILVA, que desconstruíram a imagem da candidata socialista.
Além do PSB, AÉCIO conseguiu, hoje, o apoio formal do quinto e do sexto colocados no primeiro turno da eleição presidencial. PASTOR EVERALDO (PSC) e EDUARDO JORGE (PV) confirmaram a aliança com os tucanos. Cheios de críticas a DILMA, os dois justificaram a decisão dizendo que seus projetos estão mais próximos dos do PSDB. "Nunca houve na história do país tanta corrupção. Esse é um dos principais e mais relevantes motivos pela opção por AÉCIO", afirmou EVERALDO, que terminou a eleição com pouco mais de 780 mil votos. "Chegamos a uma conclusão de que, embora o programa de AÉCIO fiquei muito aquém do nosso, é o programa que fica mais próximo", declarou EDUARDO JORGE. O candidato do PV teve 630.099 votos.
O liberiano THOMAS ERIC DUNCAN, primeira pessoa disgnosticada com EBOLA nos ESTADOS UNIDOS, morreu hoje em um hospital de DALLAS, no TEXAS. Ele chegou ao país no dia 20 de setembro sem apresentar sintomas da doença. Moradores da capital liberiana acreditam que THOMAS pegou a doença quando ajudou uma mulher enferma a entrar em um táxi para ser levada ao hospital.
O governo norte-americano investiga falhas no atendimento hospitalar em DALLAS, no momento em que THOMAS apresentou os primeiros sinais da doença, em 25 de setembro. Inicialmente, ele foi mandado de volta para casa após ser medicado com antibióticos. Já internado, o liberiano recebeu o medicamento experimental, quando seu estado de saúde passou de grave a crítico.
Há suspeita de que a auxiliar de enfermagem TERESA ROMERO RAMOS, infectada com o vírus EBOLA em MADRI - ESPANHA, contraiu a doença ao tocar o rosto com as lusas usadas para tratar um missionário doente, morto em setembro. "Com as luvas tocou o rosto, parece ser isso o que ela lembra e me disse em três ocasiões", afirmou o médico GERMÁN RAMÍREZ", do Hospital CARLOS 3º.
Uma enfermeira do Hospital do Hospital LA PAZ, que integra a unidade CARLOS 3º, foi isolada hoje como medida de precaução. Ela é a sexta pessoa a ser submetida a isolamento até o dia 6.       


XXXXX