terça-feira, 27 de maio de 2014

VAMOS NOS CUBANIZAR????

Repasse.

SE NÓS NOS UNIRMOS, DE VERDADE, NÓS OS DERROTAREMOS EM OUT/2014!
De: Paulo Ovidio
Enviada em: sexta-feira, 23 de maio de 2014
 Um alerta!!!


O PT NÃO É AMEAÇA. É CERTEZA DE DIAS TENEBROSOS, PROPRIOS DOS COMUNISTAS...



RAIO X DO BRASILEIRO - ARNALDO JABOR

REPASSANDO!!!


Arnaldo Jabor

- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. 
Brasileiro é babaca. Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.

- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. 
Brasileiro é bobalhão...
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira. 
Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que  ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.

Um povo que se conforma em receber uma esmola  do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.

- Brasileiro é um povo honesto.
 Mentira. Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora.
 Mentira. Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático.
 Mentira. Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas  sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso?  Pense !
O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto.... malandrões, esquecem que 
pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero.. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?Afinal somos penta campeões do mundo né?? ?
Grande coisa.

O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram. 
Brasil, o país do futuro !? 
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo. 
Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar.

O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do 
governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.  
Para finalizar tiro minha conclusão:

O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar.

Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente.

Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta.

Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão.

Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: 
Água doce!
Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim? 
 

FAÇA A SUA PARTE (SE QUISER) REPASSE

26 DE MAIO DE 2014 - SEGUNDA-FEIRA

CARLOS E CÍNTIA BEM VINDOS ÀS MEMÓRIAS DO VENTURA


DIA   V I N T E   E    S E I S   DE    MA I O    DE    2014     –     SEGUNDA-FEIRA.
77 anos, quatro meses e 29 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
ANO 64º - MÊS 11 – DIA 321º
55 anos e 354 dias na PMESP.
55 anos e 105 dias da ESCOLA DE OFICIAIS – 19 736 dias – 15 688 horas.
50 anos e 262 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL (Permaneci como ASPIRANTE A OFICIAL 260 dias – de 7 de setembro de 1963 a 23 de maio de 1964. No dia 24 de maio de 1964 era promovido a 2º TENENTE.
26 anos e 75 dias no Posto de Coronel – 314 meses e 14 dias.
2 anos e 325 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 623 dias CORONEL - 22 anos e 165 dias na reserva.
10 179-246 184                            9 623-231 232                               9 923-238 364.
DIA DE SÃO FILIPE NÉRI. Foi o Apóstolo de ROMA, onde fundou a Congregação dos PADRES DO ORATÓRIO, com o objetivo de fazer apostolado entre os católicos leigos da CIDADE ETERNA. Era conhecido pelo bom humor e pela forma original e vivaz, muito adequada ao público italiano, com que pregava e ensinava. Foi amigo de vários papas.
DIA DE SANTA MARIANA DE PAREDES. Nasceu em QUITO, no EQUADOR em 1618. Transformou alguns aposentos da casa dos tios em clausura e ali passou a vida toda, dedicada à oração e à penitência. Em 1645, ofereceu a vida pelas vítimas de uma epidemia. Morreu nesse mesmo ano. Foi a primeira santa de seu país.

DIA DO DESAFIO. Foi criado em 1983, no CANADÁ, quando o prefeito de uma pequena cidade sugeriu aos moradores que caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. A intenção era que eles se exercitassem durante um dia determinado. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e, durante os anos que se seguiram o número de cidades foi aumentando. O DIA DO DESAFIO sempre acontece no mês de maio. Em 2003, 655 cidades brasileiras participaram do DIA DO DESAFIO, com 23 milhões de pessoas (SÃO PAULO inscreveu 415 cidades).

 

DIA DO REVENDEDOR LOTÉRICO


215 a. nascimento de ALEJANDRO PUSHKIN, poeta romântico russo, em 26 de maio de 1799. Ele era o filho de Sergei Pushkin, um descendente de uma das famílias mais antigas da aristocracia russa, cuja história remonta ao século XII e neto, pelo lado de sua mãe, de Abram Gannibal, o príncipe etíope menino capturado por escravo a serviço do otomanos e mudou-se para a Rússia, onde se tornou comandante militar e nobre engenheiro depois de patrocínio por Pedro, o Grande, que deu o seupatrónimo (Petrovich, filho de Pedro).
Sua avó materna e sua enfermeira, um camponês humilde porque se sentia imensa devoção até o fim de seus dias, ele incutiu um profundo amor pela narrativa e poesia popular russo fez digno de nota, já que em sua família falou francês, como de costume na aristocracia russa. Pushkin foi a educação literária, no entanto, cuidado principalmente com base em língua e literatura francesa. Leitor incansável desde tenra idade, fazendo com que sua capacidade de improvisar maravilha imitações de seus professores, o francês Molière, Voltaire eEvariste Parny, e o Inglês Byron e Shakespeare. Já em 1814 tem que ver um texto seu publicado no jornal Le Messager de l'Europe: sua epístola "To amigo poeta" ("К другу стихотворцу" - K Drugu stijotvortzu). Ele fez grandes estudos de caso, como uma única paixão o consumia, o binge leitura voraz da biblioteca de seu pai, composta de 3.000 volumes, a maioria em francês. Além disso, a casa dos pais foi palco de encontros que frequentam literária Karamzin, Bátiushkov, Dmitriev e outros, e tio sexual, o poeta Vasily Pushkin Lvovich, homem educado, bibliófilo, alegre e playboy, inteligência brilhante e fácil verbo, que incentivou e admirado em todos os momentos para o seu sobrinho e foi seu refúgio, apoio e defesa em tempos difíceis.
Ele estudou entre 1811 e 1817 no Liceu Imperial em Tsarskoye Selo - mais tarde chamado de "Pushkin Lyceum" em sua homenagem – em Tsarskoye Selo, perto de São Petersburgo, onde começou a escrever seu primeiro poema longo, Ruslan e Lyudmila, publicado em 1820 entre muita controvérsia sobre o tema e estilo. Este poema despedaçado cânones poéticos Neoclassicismo, poetas oficiais intrigantes e alcançando grande sucesso entre os leitores. Um por um, os poetas veteranos você estava declarando sua admiração Derzhavin, Zhukovsky...
Aleksandr Pushkin em 14 recita um poema ante Derzhavin imperial Lyceum em Tsarskoye Selo. Tabela de Ilya Repin (1911).
Depois de completar sua educação formal estabeleceu-se em São Petersburgo, tornando-se parte da vibrante e áspera cultura jovem intelectual da capital, onde o seu talento já foi amplamente reconhecida.
Em 1820 ele começou a trabalhar no Ministério das Relações Exteriores e aos poucos começou a se envolver em movimentos de reforma social, tornando-se porta-voz literário radical depois de escrever poemas sediciosos como Ode à liberdade, o que irritou as autoridades, de modo que o próprio Czar Alexander I estava prestes a bani-lo para a Sibéria, mas seus protetores e admiradores eficazes cedeu e foi banido para Yekaterinoslav (agora Dnipropetrovsk), o serviço de General Ínzov.Lá, o poeta doente com febre e foi acolhido na família do general Nikolai Rayevski, com a qual marcharam Cáucaso e Criméia. As paisagens e as pessoas do Cáucaso impressionou o poeta escreveu o poema romântico lá Captive do Cáucaso, entre 1820 e 1821. Este último ano, e sempre servir Ínzov, mudou-se para Chisinau, a capital da Bessarábia, permanecendo lá de 1820 a 1823, onde escreveu os poemas Gabrielada de 1821,bandidos Irmãos,1822, inspirado por Schiller, A fonte Bajchi Sarai de 1823, situado no último Criméia Tatar khanate e poemas Dagger, Guerra e Eleutheria. Também nesses locais começou em maio de 1823, sua obra-prima, o romance em versos Eugene Onegin. Em Chisinau se juntou ao Ovídio Loja Maçônica, mas sua vida dissoluta, partying, raids, casos de amor, paixão para os cartões e o jogo, dois jogos e dois meses de vida com uma tribo de ciganos esgotado a paciência de Ínzov e Pushkin foi enviado para Odessa, sob o comando do general Mikhail Vorontsov.
Despedida de Pushkin ao mar. Tabela deIvan Aivazovsky e Ilya Repin (1877).
Não voltou em conflito com o governo. Disciplina militar estava em desacordo com o caráter do poeta e começou a me divertir com a filha do general. Parece que ela não gostam, mas uma magistral epigrama sobre o caráter do general Voronstov exílio motivados e prisão domiciliar de Pushkin na propriedade de seu pai, Mijáilovskoye província de Pskov, de 1824 a 1826. Ele disse adeus a seu poema Odesa Mar, 1824.
Em Mijáilovskoye aldeia de Pskov Oblast, depois de o pai bronca e congratulou-se por sua amada babá, Pushkin escreveu seis capítulos de Eugene Onegin, o drama histórico Boris Godunov 1825 sobre a tragédia do czar Boris Godunov, o poema Conde Nulin, publicado em 1825 e o poema The Gypsies, publicado em 1827.
Em seguida, quebrou a revolta Decembrist, e a punição severa infligida seus membros, quase todos os poetas Pushkin e amigos afetou profundamente. Estes foram chamados Decembrists ou Galaxy poetas dezembristas, um grupo de poetas românticos surgiu à sombra da revolta de 14 de dezembro de 1825, instigado pela Sociedade Norte constituiu ilegal em São Petersburgo entre 1821 e 1825, de origem aristocrática, os participantes ou simpatizantes do movimento Decembrist, a maioria sofreu trabalho forçado ou deportação, eram poetas de liberdades individuais e cívicas poesia russa do Romantismo, como Kondrati Ryleyev, Wilhelm Küchelbecker, Odóyevski Aleksandr, Vladimir Rayevski, Aleksandr Bestuzhev, etc.
No entanto, ele permitiu-lhe visitar o czar Nicolau I para expor um pedido claro isso e, embora aparentemente Pushkin não havia participado da rebelião, de Dezembro de 1825 em São Petersburgo, alguns dos insurgentes teve entre seus papéis seus primeiros poemas políticos, por isso foi logo sob controle rigoroso por parte dos censores do governo e foi impedido de viajar e publicar livremente. O trabalho que se tornaria o mais famoso de sua carreira, o drama Boris Godunov, escrito enquanto vivia na fazenda de alimentação, não obteve permissão para publicar até cinco anos mais tarde.
Aleksandr Pushkin (1827), interpretado por Orest Kiprensky. Tretyakov Gallery, de Moscou.
Com a morte do czar Alexandre I Nicholas I acontece, leva sob sua asa, o escritor que lhe permitiu voltar a Moscou. Em 1826 ele retornou a Moscou e, em 1829, foi recebido pelo czar Nicolau I, que decidiu pessoalmente para ser o censor das obras de Pushkin. Até então seus escritos foram editados em grandes rolos e cobrado um poeta muito substancial taxa, llegándosele pagar 10 rublos para cada estrofe de Eugene Onegin (Yevgeny Onegin), soma verdadeiramente fabuloso. Em 1829 ele voltou para sua amada Cáucaso e recolheu suas impressões de viagem Arzerún 1835. A partir deste período data Poltava (1,828 mil - 1.829), um poema dedicado a exaltar a glória de Pedro, o Grande, na Batalha de Poltava. Em seguida, escreveu Contos de Belkin (Повести покойного Ивана Петровича Белкина - Ivana pokóynogo Petrovicha Póvesty Belkina) (1830), que descrevem a vida russa.
Voltando a Moscou, em 1830 conheceu Natalia Goncharova, uma das mulheres mais belas de seu tempo. Ele retirou-se para a fazenda paterna Boldino província de Nijni Novgorod. Boldino foi um período mágico em sua obra – no outono de Boldino escreveu a história da aldeia Goriújino, precedente sátira de Saltikov-Shchedrin e Pequenas tragédias -Mozart e Salieri, O Cavaleiro Avarento, O convidado de pedra (versão o tema de Don Juan), Banquete durante a peste e da casa em Kolomna em prosa. Outros oito capítulos de Eugene Onegin e numerosos poemas líricos. Casou-se com Natalia Goncharova em 1831 após ter sido rejeitado pela primeira vez em 1830. Digite o ano de seu casamento, 1831, no Ministério das Relações Exteriores dos Negócios Estrangeiros, pagamento especial 5.000 rublos.
Natalia Goncharova (Pushkina), retrato de Alexander Briullov (1822-1877).
Em 1831 ele conhece Gogol que entrar em uma boa amizade estabelecida entre eles uma relação de apoio mútuo. Histórias em quadrinhos de Gogol exerceu grande influência sobre a prosa de Pushkin, que, depois de ler os volumes de contos Noites em uma aldeia de Dikanka publicado em 1831-1832 apoio a ele de forma crítica e mais tarde, em 1836, após o lançamento de sua revista O Contemporâneo ("Sovremennik"), publicado em que alguns dos mais famosos contos de Gogol.
Nos anos trinta escreveu The Tale do papa e sua bracero Balda, 1830, histórias czar Saltan, 1831, O pescador eo peixinho, 1833, The Dead Princesa e os Sete Gigantes, 1833, O Galo de Ouro, 1834...em 1832 inicia a sua prosa romance Dubrovsky, cujo argumento é executado dentro de pequenos proprietários provinciais; História da revolta de Pugachev, 1834, incursão bem sucedida na pesquisa histórica, o romance em prosa A Filha do Capitão, 1836, onde noveladamente também descreveu motim comandado por Pugachev camponês, o poema O Cavaleiro de Bronze de 1833, dedicado à figura do czar Pedro I, e assim. Já em 1833 ele foi eleito membro da Academia Russa.
Pushkin teve que enfrentar inúmeras acusações, uma nova criança a cada ano, duas irmãs solteiras de sua mulher vivendo com ele, o seu jogo e festas freqüentes e caros, bailes e recepções que sua esposa estava ocupado com o trabalho incessante literária, apesar de quão bem pago foi o seu trabalho, acumulou enormes dívidas em 1836 começou a publicar a revista literária The Contemporary para aliviar sua condição, uma revista que iria adquirir um prestígio máximo em letras russas.
No entanto, olhando para ele e inveja, a 27 de janeiro de 1837, aos 37 anos, Pushkin é mortalmente ferido em um duelo com o militar francês Georges d'Anthès, afilhado do embaixador holandês, nos arredores de São Petersburgo, por causa da atitude provocativa de que a sua esposa. Eu segurei a arma, de modo que o poeta não podia se defender, e a primeira bala arma bateu no peito em frente para iniciar o duelo, morrendo, os médicos não puderam fazer nada, na manhã de 29 de janeiro de 1837. Mikhail Lermontov escreveu então Pushkin homenagem póstuma da morte do poeta.
O governo russo, que temia uma manifestação política em seu funeral, o corpo se movia secretamente à meia-noite de um mosteiro perto Mijáilovskoye, a propriedade de sua mãe, onde foi sepultado com a única ajuda de parentes e amigos. O czar pagou suas dívidas e pensões para sua família.
Monumento em Moscou Aleksandr Pushkin e Natalia Goncharova (Pushkina).
A influência de Byron é percebida por alguns críticos literários na poesia de Pushkin: O Prisioneiro do Cáucaso (1821), que descreve os costumes de guerra dos circassianos. A fonte de Bakhchisaray (1822), que reflete a atmosfera do harém e evocações da Criméia, e os ciganos (1824). TambémGavriliada (1821), poema blasfemo, refletindo os ideais de Voltaire. De 1824 a 1826 ele foi confinado a Mijáilovskoye, em uma de suas propriedades, o que lhe permitiu terminar o seu trabalho Eugene Onegin (1823 -1830), escrevendo sua tragédia: Boris Godunov (1824 -1825), e compor as "histórias em verso" irônica e realista.
192 a. nascimento de EDMUND GONCOURT, escritor francês, em 26 de maio de 1822.
190 a. ESTADOS UNIDOS reconhecem o novo governo do BRASIL, país que há pouco havia se tornado independente, em 26 de maio de 1824.
172 a. nasce JOÃO MARCONDES DE MOURA ROMEIRO em PINDAMONHANGABA, em 26 de maio de 1842. Depois de se formar em DIREITO, ele ocupou diversos cargos públicos em sua cidade. Ao lado de outros fazendeiros, conseguiu abolir a escravatura na região, em fevereiro de 1888, antes mesmo de a PRINCESA ISABEL ter assinado a LEI ÁUREA. Morreu em 8 de julho de 1915. Uma rua no bairro de PINHEIROS, foi batizada em 1921 com o seu nome.
167 a. falece MANOEL JOAQUIM GONÇALVES DE ANDRADE. Nasceu na ILHA DA MADEIRA, PORTUGAL, em 14 de junho de 17 .....Falece em SÃO PAULO, em 26 de maio de 1847. Religioso. Formado em cânones pela Universidade de COIMBRA, onde obteve as ordens sacras em 1796. Nomeado para um canonicato na SÉ de SÃO PAULO. Arcediago e Vigário Geral de SÃO PAULO (1802/26). Membro do Conselho do Governo (1824/26). Bispo de SÃO PAULO (1827/47). Vice– Presidente da Província de SÃO PAULO (1827/31). Presidente interino da Província de SÃO PAULO (1828; 1829 E 1830/31). Deputado provincial, por SÃO PAULO, em 1835/41 e 1844/45.
140 a. nascimento de HENRI FARMAN, aviador e construtor francês de aviões, em 26 de maio de 1874.
122 a. nasce o MARECHAL TITO, da antiga IUGOSLÁVIA, em 26 de maio de 1892.
118 a. coroação de NICOLAU II, último czar da RÚSSIA, em 26 de maio de 1896.
116 a. das notícias publicadas no jornal DIÁRIO POPULAR em 26 de maio de 1898: já foi assinado o contrato entre o governo do Estado e o doutor SAMUEL DAS NEVES e comendador DOMINGOS LOUREIRO DA CRUZ para a construção da casa de máquinas do CABUÇU, para elevação de águas da SERRA DA CANTAREIRA. As construções devem estar concluídas dentro de quatro meses a contar da terminação da linha férrea, ligando aquele ponto do TERMINAL MENEZES.
A vaga deixada no Supremo Tribunal Militar com a morte do MARECHAL BITTENCOURT (morto no atentado de 5 de novembro de 1897), ainda não foi preenchida.
O governo aprovou ontem a proposta do chefe do almoxarifado da Força Pública para o fornecimento de roupas aos presos de todas as cadeias públicas do Estado. A roupa será de ora em diante feita nas oficinas do mesmo almoxarifado.
O “DAILY NEWS” de LONDRES publica um telegrama de MADRI em que assegura que são prematuras as notícias espalhadas pelos jornais de NOVA YORK sobre as negociações de paz entre os governos espanhol e americano. Diz esse despacho que o governo espanhol aguarda oportunidade para encaminhar a terminação da guerra de um modo airoso para ambas as partes.
107 a. nascimento de JOHN WAYNE, ator norte-americano de cinema, em 26 de maio de 1907. Foi um dos cowboys mais populares dos filmes de faroeste. Seu primeiro grande trabalho foi NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, clássico de JOHN FORD em 1939. Em 1969, recebeu o OSCAR de melhor ator por BRAVURA INDÔMITA, dirigido por JOHN FORD também.
106 a. do encontro de um rico lençol de petróleo na PÉRSIA, por britânicos chefiados por WILLIAM KNOX, em 26 de maio de 1908. Havia sete anos ele obteria os direitos de perfuração do território. A descoberta marcava o início da exploração petrolífera por grandes corporações no ORIENTE MÉDIO.
106 a. URUGUAI suspende o ensino religioso nas escolas, em 26 de maio de 1908.
104 a. o governo da ALSÁCIA-LORENA, por decreto publicado no dia 3 de maio de 1910, determinou que passasse a ser empregada a língua alemã como língua oficial em 21 localidades lorenas que ficam perto da fronteira francesa.
103 a. Câmara de Deputados do MÉXICO elege como presidente interino FRANCISCO LEÓN DE LA BARRA, em 26 de maio de 1911.
103 a. (CAMPINAS) Devem ser feitas no próximo domingo experiências de luz elétrica em VILA AMERICANA. São concessionários desse serviço para aquele distrito, NOVA ODESSA, REBOUÇAS e COSMÓPOLIS. (publicado no O ESTADO de 26 de maio de 1911).
102 a. (ESTADOS UNIDOS) Em WASHINGTON, o departamento de Estado julga preferível, por enquanto, não intervir no processo contra o comitê da valorização do café, e especialmente na questão da apreensão dos estoques pertencentes ao Sindicato. Sabe-se, porém, que o departamento do Estado confia na resolução do tribunal, cuja independência fez prever que a resolução será justa. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 26 de maio de 1912).
100 a. nasce IRMÃ DULCE. MARIA RITA DE SOUZA BRITO LOPES PONTES no dia 26 de maio de 1914. MARIA RITA adotou o nome de IRMÃ DULCE quando recebeu o hábito das IRMÃS MISSIONÁRIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA MÃE DE DEUS em 1933. Faleceu  em  13 de março de 1992. Uma breve biografia de IRMÃ DULCE está contida em minhas memórias por ocasião do lançamento de seu falecimento.
100 a. Conferência de NIAGARA-FALLS (ESTADOS UNIDOS) para solucionar a situação política do MÉXICO, no dia 26 de maio de 1914, em que foi firmada a suspensão dos conflitos.
  96 a. GEÓRGIA e ARMÊNIA proclamam sua independência da RÚSSIA, em 26 de maio de 1918. 
  94 a. da marcação do maior escore que se tem notícia em jogos de campeonato paulista. Foi em 26 de maio de 1920, quando o PAULISTANO venceu o A.A. das PALMEIRAS por 12 x 0. O 1o. tempo já acabou em 6x0 e só o jogador FRIEDENREICH fez cinco gols. Ironicamente, o jogo foi no estádio do A.A. das PALMEIRAS e o campeão daquele ano foi o PALESTRA ITÁLIA.
  92 a. morre ERNEST SOLVAY, químico belga, em 26 de maio de 1922.
  84 a. nasce SEVERINO DIAS DE OLIVEIRA, o instrumentista, arranjador e compositor SIVUCA, na cidade de ITABAIANA, no dia 26 de maio de 1930. Começou a se apresentar profissionalmente pelo sertão do nordeste aos 9 anos de idade, animando casamentos e batismos. Filho de uma família de agricultores, SIVUCA era albino. A sensibilidade à luz do sol o impedia de trabalhar na roça, como fazia a maioria das crianças da região. Mudou-se em 1945 para RECIFE e foi contratado pela Rádio Clube de PERNAMBUCO, onde ficou por três anos, apresentando-se sozinho e em regionais.
Aluno de composição e arranjo do maestro GUERRA-PEIXE, ele lançou seu primeiro disco em 1951, onde interpretava o choro TICO-TICO NO FUBÁ, de ZEQUINHA DE ABREU e CARIOQUINHA DO FLAMENGO, de VALDIR AZEVEDO e BONFIGLIO DE OLIVEIRA. Em 1960, SIVUCA fixou residência em  PARIS, onde se apresentava em restaurantes e clubes. Lá, gravou o LP “RENDEZ VOUS A RIO”, pela gravadora francesa BARKLAY. Nesse período, se apresentou na BÉLGICA e na SUÍÇA. Em 1962, recebeu um prêmio de músico do ano concedido pela imprensa francesa.
Retornou ao RECIFE em 1964, mas logo embarcou para os ESTADOS UNIDOS para acompanhar a cantora CARMEN COSTA. Acabou morando em NOVA YORK por doze anos. No ano seguinte, foi convidado a integrar como guitarrista a banda da cantora sul-africana MIRIAM MAKEBA. Foram dele os arranjos do grande sucesso PATA-PATA. Ele ainda foi arranjador de três discos de MAKEBA.
Ainda nos ESTADOS UNIDOS, SIVUCA dirigiu o musical JOY, que estreou na BROADWAY em 1970. Até o ano em que retornou ao BRASIL, em 1977, gravou dois discos.
O reconhecimento pelo grande público veio com a canção JOÃO E MARIA, que compôs em 1978 ao lado de CHICO BUARQUE e foi gravada por este e pela cantora MIÚCHA. Na década de 1980, fez parcerias com músicos como PAULO CÉSAR PINHEIRO e PAULINHOS TAPAJÓS. Seus últimos trabalhos foram TERRA ESPERANÇA e SIVUCA SINFÔNICA, lançados em 2006.
O BRASIL perdeu seu Poeta do Som. No dia 15 de dezembro de 2006, às 23:55 horas, o músico paraibano SEVERINO DIAS DE OLIVEIRA, o SIVUCA, morreu, aos 76 anos, em JOÃO PESSOA. Ele estava internado há três dias no Hospital MEMORIAL SÃO FRANCISCO para tratamento de um câncer na laringe, doença contra a qual lutava há meses. O sepultamento realizou-se às 17 horas do dia 16 de dezembro, no PARQUE DAS ACÁCIAS, na mesma cidade. O prefeito em exercício de JOÃO PESSOA, MANOEL JÚNIOR, decretava luto oficial de três dias na capital paraibana pela perda do músico. Em 28 de outubro de 2006, SIVUCA recebeu a última homenagem em vida pelas mãos do prefeito RICARDO COUTINHO.
Em 2006, a Fundação Cultural de JOÃO PESSOA indicou SIVUCA para o Prêmio Nacional JORGE AMADO de LITERATURA e ARTE, edição 2006, dedicado à música popular brasileira, do qual ele foi finalista. Ele também foi condecorado pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o ministro da Cultura, GILBERTO GIL, com a ORDEM DO MÉRITO CULTURAL.
Um dos últimos shows de SIVUCA foi realizado em 29 de julho ao lado da Orquestra de Câmara de JOÃO PESSOA, no SÃO JOÃO da Capital, no Centro Histórico. Ele se preparava para lançar em janeiro de 2007 o DVD “O POETA DO SOM”, pela gravadora KUARUP, a partir do show registrado em 6 de julho de 2006, no TEATRO SANTA ROZA, também em JOÃO PESSOA. Participaram da apresentação doze grupos, que incluíam o QUINTETO UIRAPURU, CAMERATA e METALÚRGICA FILIPÉIA.
O acordeão era o instrumento por excelência de SIVUCA, mas não o único. Tanto que nos 13 anos em que viveu nos ESTADOS UNIDOS firmou-se como violonista. Sua primeira viagem ao Exterior deu-se em 1958, pela EUROPA, com o músico ABEL FERREIRA e do TRIO IRAQUITÃ. Mas ele jamais se acostumou à terra estranha. Tanto que voltou ao BRASIL em 1975 e lançou o elogiado LP “SIVUCA E ROSINHA DE VALENÇA”. “Agora ele está no céu tocando. E pode ir aonde quiser”, filosofa HERMETO PASCOAL, que se autodefine como “irmão de sombra e de cor”.
  82 a. nasce LUIZ CARLOS SANTOS em 26 de maio de 1932. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1958. Curso de Mercado de Capitais – FGV– (1969/70). Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, na turma de 1975. Vereador na Câmara Municipal de São Paulo (1964/69). Diretor Administrativo da Companhia Agrícola de Imigração e Colonização – CAIC. Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo (1977/78). Deputado Estadual (1979/83; 1983/87 e 1987/91). Primeiro Secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo (1979/81). Membro do Diretório Regional do PMDB (1981/82). Membro da Executiva Regional, em 1985 e do Diretório Nacional do PMDB. Delegado ao Colégio Eleitoral à eleição do presidente da República, em 1985. Presidente da Assembléia Legislativa (1985/87).  Governador Interino do Estado de São Paulo, em 1986. Constituinte em 1989. Secretário de Estado dos Negócios Metropolitanos (1988) e Secretário de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1988/90). Deputado Federal (1991/95 e 1995/99). Secretário de Estado de Energia e Saneamento (1993/94). Líder do Governo na Câmara Federal (1 994/96). Ministro Extraordinário para a Coordenação Política (1996/98). Candidato a vice–governador do Estado, em 1998. Presidente da FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S. A (1999/2002).
  77 a. Exposição Universal é inaugurada em PARIS, no dia 26 de maio de 1937.
  74 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: os aliados que lutam na BÉLGICA são encurralados pelos alemães, que se apoderam de CALAIS em 26 de maio de 1940.
  73 a. do naufrágio do encouraçado BISMARCK, no auge da Segunda Guerra Mundial, em 26 de maio de 1941. Era uma das mais perfeitas peças navais da ALEMANHA nazista, depois da histórica batalha contra a esquadra inglesa, 965 km a oeste do PORTO DE BREST, na FRANÇA. A artilharia certeira do BISMARCK foi responsável pelo naufrágio do HMS HOOD, orgulho da frota britânica, matando 1.400 pessoas. Atacar o BISMARCK virou ponto de honra para os britânicos, que, num brutal bombardeio, destruíram suas quatro torres, demoliram sua estrutura e incendiaram seu convés. O navio de 50 mil toneladas afundou com cerca de dois mil marinheiros. Só 115 sobreviveram. Em 1989, ROBERT BALLARD, explorador subaquático da NATIONAL GEOGRAPHIC, se aventurou a bisbilhotar o histórico naufrágio. O equipamento usado foi o robô teleguiado ARGO, projetado pelo explorador para filmar e fotografar em águas profundas. JAMES CAMERON, o diretor de TITANIC, usou, depois de 61 anos do naufrágio, dois pequenos veículos robotizados, operados por controle remoto –ROVs-, mergulharam a 4.785 metros de profundidade e trouxeram à tona uma diferente versão do naufrágio. Os robôs atravessaram alguns dos 2.800 buracos deixados pelo bombardeio na armadura do encouraçado. Os ROVs revelaram que, mesmo que os torpedos tenham penetrado o casco interno e a fina parede do tanque de combustível, a divisória do porão não foi rompida. A conclusão é que os tripulantes fizeram buracos no navio na esperança de serem salvos. A submersão proposital foi uma importante peça no quebra-cabeça do naufrágio. Isso tudo está no documentário BISMARCK: A EXPEDIÇÃO DE JAMES CAMERON.  
  68 a. na TCHECOSLOVÁQUIA, os comunistas ganham as eleições para a Assembléia Constituinte, em 26 de maio de 1946.
  62 a. da assinatura do tratado de paz dos aliados com a ALEMANHA OCIDENTAL, em BONN, a 26 de maio de 1952. ADENAUER firma em BONN o tratado que integra a RFA na Comunidade Européia de Defesa, e inscreve também a adesão alemã à integração econômica.
  59 a. os conservadores ganham as eleições no REINO UNIDO, em 26 de maio de 1955.
  59 a. convocada pelos veteranos de 1932-MMDC foi realizada na noite de 26 de maio de 1955, no torreão do antigo edifício do Palácio do Governo, no PÁTIO DO COLÉGIO, importante reunião daquela associação. Debateu-se, num clima de ordem e civismo, o veto do governador do Estado ao projeto de lei que concedia 23 milhões de cruzeiros para a conclusão do Monumento do Soldado Constitucionalista. Compareceu grande número de associados daquela entidade, em sua maioria veteranos da revolução, tendo presidido os trabalhos o senhor MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA, que fez um apelo ao governo e ao povo para que não deixassem a meio caminho as obras do Mausoléu. Foram formulados vários protestos pelo veto ao projeto de auxílio e, logo em seguida, foi oferecido um voto de aplauso ao vereador PAULO VIEIRA, autor do projeto que concede 20 milhões de cruzeiros às obras do monumento.
Ficou decidido ainda, que a Associação não cessaria seus esforços enquanto não alcançasse seus objetivos, ainda que devesse sair às ruas pedir ao povo fundos para a conclusão das obras.
Falaram diversos oradores, todos exaltando o sentido da obra do escultor GALILEU EMENDABILI, que também se achava presente. O presidente MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA destacou a figura do professor BENEDITO MONTENEGRO, presidente da Comissão Pró-Monumento, cuja luta ao longo de tantos anos deveria se transformar, agora, num estímulo aos que desejassem ver de pé a homenagem ao soldado de 32.
GALILEU EMENDABILI, responsável pela grande obra inacabada do IBIRAPUERA, não escondeu sua decepção pelo veto aposto ao projeto que dava origem â reunião. Revelou que a conclusão da obra depende ainda de mais 40 milhões de cruzeiros, mas acredita que a Câmara Municipal, a Assembléia Legislativa, o povo e o próprio Executivo estadual não permitirão que essa ajuda se ausente da homenagem que se quer fazer aos mortos de 32.  
  58 a. grave luta armada entre as comunidades grega e turca no CHIPRE, em 26 de maio de 1956.
  54 a. grandes tremores de terra e maremotos no CHILE causam a morte de aproximadamente 6 mil pessoas e deixam mais de 600 mil desabrigados em 26 de maio de 1960.
  51 a. fundação da Organização para a Unidade Africana (OUA) em 26 de maio de 1963.
  50 a. das anotações feitas em 26 de maio de 1964 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 11º - 5 anos e 356 dias na FORÇA PÚBLICA – 3º dia como 2º TENENTE – 250 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
As viagens matinais continuam. Faço-as juntamente com o 2º TENENTE NILSON GIRALDI e com o 2º TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA, este tomando o trem na estação de SANTA TEREZINHA.
No BG temos os novos capitães em suas posições de comando, sendo que o nosso quadro de oficiais está bem provido no momento.
Nesta manhã vou até o Departamento de Identificação para tirar a nova identidade, como 2º TENENTE. A anterior ainda é de aluno-oficial. Lá no Departamento converso com o CAPITÃO WÂNIO JOSÉ DE MATOS, atualmente no Regimento “9 de Julho”.
O serviço na secretaria é normal. Temos muito trabalho como sempre e agora com acúmulo de serviço porque alguns elementos da repartição estão à disposição da Campanha “OURO PARA O BEM DO BRASIL”.
Nesta data, depois do expediente, vou ao Quartel General tratar da exclusão de um aluno soldado e também tratar da classificação do Cabo Escrevente Estagiário JUAREZ NOGUEIRA FIRMINIANO, meu amanuense da 1ª Companhia, uma vez que tal classificação deu para o 1º GB (Grupamento de Bombeiros – SANTOS) e ele quer ficar na Capital. No QG conversei com o MAJOR WILSON, CAPITÃO EDSON ISAAC CORRÊA e 2º TENENTE PICOLI. Passei pela ALFAIATARIA INDEPENDÊNCIA e ali recebi um terno que mandei fazer no mês passado.
Viajo no trem das 16:16 horas, juntamente com o 2º TENENTE GIRALDI. Dou aula no CFA e passo uma noite tranquila em meu lar.
  49 a. os generais ALFREDO OVANDO e RENÉ BARRIENTOS assumem a presidência da BOLÍVIA em 26 de maio de 1965.
  46 a. do primeiro transplante do coração no BRASIL realizado pelo Dr. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI, em 26 de maio de 1968. O transplantado era JOÃO FERREIRA DA CUNHA, o "JOÃO BOIADEIRO", que sobreviveu VINTE E SETE DIAS.
  45 a. PACTO ANDINO, programa de integração econômica para criar em onze anos um mercado comum, é firmado em CARACAS entre os representantes da BOLÍVIA, COLÔMBIA, CHILE, EQUADOR e PERU, no dia 26 de maio de 1969.
  43 a. nasce EDUARDO CENEVIVA BERARDO em 26 de maio de 1971. Ingressou na PMESP em 5 de janeiro de 1993. Em 2011 era o Cmt da 1ª Companhia do 30º BPMI (CATANDUVA). Serviu na APMBB e 4º BPMI.
  41 a. do show que GILBERTO GIL fez para os estudantes, no campus da USP, em 26 de maio de 1973. A música “CÁLICE”, de GILBERTO GIL e CHICO BUARQUE fora proibida pelo regime militar. Seus autores, mesmo assim, tentaram cantá-la, num show, duas semanas antes da apresentação de GIL na USP, mas tiveram o som dos microfones cortados. Atendendo ao apelo dos estudantes, e em desafio aos censores, GIL foi em frente e cantou-a, não uma, mas duas vezes. O jornalista CAIO TÚLIO COSTA, em seu livro “CALE-SE”, começa com a tragédia do assassinato do estudante ALEXANDRE VANNUCCHI LEME, torturado no DOI-CODI, em 17 de março de 1973 e termina com a celebração do show de GILBERTO GIL no campus da universidade. Entre uma data e outra, a máquina torpe do regime movera-se a todo o vapor contra a estudantada. Quarenta e quatro deles foram presos, sendo 43 da USP. Houve outro assassinato, além do de VANNUCCHI, o de RONALDO MOUTH QUEIRÓZ. Alguns poucos, como os dois mortos, tinham relação com a luta armada em curso contra o regime militar, mas a grande maioria apenas resistia com as pobres armas da política estudantil. O show de GIL, que teve até gente trepada nas janelas do anfiteatro da ESCOLA POLITÉCNICA, constituiu-se, na visão de CAIO TÚLIO COSTA, num momento em que os estudantes lavaram a alma e espantaram o terror. GIL, no show, tanto canta quanto faz longos discursos. Lidas hoje, suas intervenções soam como prosa tumultuada. Naquele momento, funcionaram como uma epifania.
  38 a. morre MARTÍN HEIDEGGER, filósofo alemão, em 26 de maio de 1976.
  35 a. das anotações de 26 de maio de 1979: neste sábado tenho um encontro com o advogado JOEL em POÁ. Combino com ele o problema do recebimento da Pensão Alimentícia. O primeiro desconto será processado em 8 de junho, quando tirarão um terço dos meus vencimentos.
Em casa de minha mãe o meu irmão CARLOS está presente. Veio de GUARAPUAVA, onde trabalha numa agência do Banco do Brasil, para visitar nossa mãe. Comenta-se o caso do ARGENTINO, uma pessoa que é empregada do CARLOS e que “brigou” com nossa mãe.
Vou deixar POÁ por volta de 16:30 horas e encontro, em casa, LUCINDA preocupada com sua filha MARLENE e sua sobrinha SÔNIA. Elas vão, novamente, ao baile do clube RECREATIVO. O ALBERTO, namorado da MARLENE, passa pela nossa casa e vai buscar a MARLENE no baile.
Estou lendo “AS VINHAS DA IRA”, de JOHN STEINBECK.
Pela TV assisto as homenagens ao Presidente da IUGOSLÁVIA, TITO, que está completando 85 anos de idade.
Assisto o filme: VOO AO HOLOCAUSTO. 
  31 a. da passagem de Comando do CPChq. O CORONEL PM JOSÉ ALVES DE CARVALHO passava o Comando para o CORONEL PM HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER, em 26 de maio de 1983.
  29 a. IRAQUE bombardeia seis cidades iranianas, em 26 de maio de 1985.
  28 a. falece FLÁVIO CAVALCANTE, em 26 de maio de 1986.
  28 a. nasce RAFAEL ARAÚJO DE ALMEIDA, em BRASÍLIA, no dia 26 de maio de 1986. Foi o LUCIANO de “PÁGINAS DA VIDA”, em 2006, novela da GLOBO. Em 2007, interpreta o GUSTAVO de “MALHAÇÃO”.
  27 a. das anotações de 26 de maio de 1987: - outra manhã desagradável. Muito fria. LUCINDA tem problema com seu neto, PAULO CÉSAR, que não quer ir à escola. O menino está com seis anos e dez meses e dá muito trabalho para sua avó.
No CAES, os oficiais alunos do CSP enfrentam esse dia muito frio com as aulas do CORONEL PM RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, Cmt do CPRv. Ele dá as terceiras e quartas aulas de DOUTRINA DE EMPREGO DAS PM. Fala sobre a Causa Geradora do Policiamento – a Violência Urbana. Os processos sociais. O homem na cidade grande.
SEGURANÇA NACIONAL – o TENENTE-CORONEL PM NELSON FREIRE TERRA dá as duas primeiras aulas (total de 30) nesta manhã. Explica a atual situação das PMs na Constituinte. Nos trabalhos das sub-comissões nosso trabalho é bom. O ante-projeto favorece as PMs e foi para a Comissão Temática, cujo relator é PRISCO VIANA e o presidente JARBAS PASSARINHO. O TERRA passou a discorrer sobre A TEORIA DOS CONFLITOS”
Na tarde, mais aulas: METODOLOGIA CIENTÍFICA (3ª E 4ª AULAS), pelo Professor RUIZ.
DIREITO PENAL MILITAR sétima e oitava aulas do Procurador JOSÉ DA SILVA LOUREIRO NETO. Explica os casos em que o oficial perde seu posto e patente. A necessidade do Conselho de Justificação.
Terminadas as aulas, assisto BRASIL 2 (RAÍ e VALDO( e ESCÓCIA 0, no 2º BPChq. Estão comigo o MAJOR DÁRCIO FERNANDES, os CAPITAES ELIAS e NÉDSON e alguns tenentes. O TENENTE PM DANIEL vem acompanhado de sua esposa, Dona CLEUSA. Passo pela Rua SANTA CLARA, onde vou resolver um problema com o TENENE PM  DANIEL.
Em casa, LUCINDA conta-me que seu filho, PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR não está bem de saúde. Ontem ele já se comportou de maneira estranha. Quer ele sair da Polícia Militar. Isso já aconteceu uma vez e “quebrou a cara” e se realistou. Minha mãe também sofre um problema de saúde. Fico sabendo que passou para a reserva o CORONEL PM BIRATAN GODÓY.  
  25 a. presidente argentino, RAÚL ALFONSIN, designa seu novo gabinete de crise para governar o país até a posse de CARLOS MENEM.
  24 a. da fuga do CAPITÃO BENEDICTO DE OLIVEIRA, do PRESÍDIO MILITAR "ROMÃO  GOMES", em 26 de maio de 1990.
  23 a. da explosão do avião da LADA AIR, da ÁUSTRIA, com 224 pessoas a bordo, quando sobrevoava a TAILÂNDIA, em 26 de maio de 1991.
  22 a. do seqüestro do menino PEDRO THIAGO, neto do príncipe GASTÃO DE ORLEANS E BRAGANÇA, em PETRÓPOLIS (THIAGO tinha dez anos de idade), em 26 de maio de 1992.
  21 a. do filho de PAULA DE ALMEIDA THOMÁS e GUILHERME DE PÁDUA, assassinos da atriz DANIELLA PEREZ. O menino nasceu em 26 de maio de 1993.
  21 a. morre ENZO BENEDETTO, escritor e pintor futurista, em 26 de maio de 1993.
  20 a. da posse do Cel. WÁLTER ROBERTO SOLA no Comando do CPChq. O CPChq. Esteve sob o comando do CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI (ele substituiu o CORONEL PM MAÉRCIO ANANIAS BATISTA (este substituiu o CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA (este assumiu o cargo de Coordenador Operacional da PMESP. O CORONEL PM FÉLIX tinha substituído o CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA (já na reserva). O CORONEL PM JOVIANO, por sua vez, substituiu o CORONEL TOMÁS ALVES CANGERANA (passou para a reserva e foi ser superintendente da CAIXA BENEFICENTE. CANGERANA havia substituído o Coronel OSVALDO DE BARROS JÚNIOR. Na época, o  BARROS assumia o COMANDO DO POLICIAMENTO METROPOLITANO (Foi transferido para a reserva em 9 de abril de 2004). Atualmente o COMANDO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE está sob o comando do CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI. 
  20 a. da tragédia de CINCINNATI, no OHIO, EUA, em 26 de maio de 1994. Um jovem estudante de 17 anos, visivelmente perturbado, ameaçou os colegas de classe com uma arma e depois dirigiu a polícia ao local onde estavam os corpos de seus pais e duas irmãs. Ele manteve os colegas presos dentro da sala por vinte minutos antes de concordar em dar à polícia o seu endereço, num subúrbio de CINCINNATI. O adolescente não foi identificado. Ele teria dito à sua professora que tivera uma manhã muito estressante porque teve que matar toda a sua família.
  20 a. cidade mexicana de ZACATECAS é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 26 de maio de 1994.
  18 a. morre ATTILIO VERONESE, pintor italiano, em 26 de maio de 1996. 
  17 a. das anotações feitas em 26 de maio de 1997: essa segunda-feira é muito desagradável. Um dia frio. Saio de casa com dores de estômago, fato que me acompanha há três dias e me deixa bastante irritado.
Na AORPM, observo os detalhes da grande construção da nova sede, modificando totalmente o aspecto da Associação. Poucos oficiais estão na sede. Há um desânimo geral. Não iremos dar aula nesta semana. PASSOS arruma-me alguns comprimidos de BUSCOPAN para aliviar minhas dores.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ elogia o trabalho nosso pelo brilhantismo dado ao 23 de maio. Agora pensa no 9 de Julho e na outorga das Medalhas, que serão 32. Vários nomes são citados. O senhor MARCONDES tem pressa quanto à reunião do Conselho Supremo. Já entrei em contato com o MAJOR PM ADAUTO, da Chefia do Gabinete do Comandante Geral e a data será escolhida entre 11, 12 ou 13 de junho. O velho veterano MANUEL comparece na sede, usando uma bengala. Chega até a dormir no sofá. Quer ajudar, mas a sua idade não mais permite.
Hoje foi o dia mais frio do ano em São Paulo. A mínima foi de 11,5º e a máxima de 19º.
Faleceu, vítima de acidente de automóvel na Via ANHANGUERA, o veterano LUÍS FORTUNATO MOREIRA FERREIRA, participante da coluna ROMÃO GOMES, na frente mineira. Estava com 84 anos. O atual presidente da FIESP, CARLOS EDUARDO MOREIRA FERREIRA, é seu filho. Ultimamente, LUÍS FORTUNATO era membro da mesa administrativa da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. 
  16 a. falece MONSENHOR GERALDO PENTEADO DE QUEIRÓZ, em 26 de maio de 1998. Outras anotações nesta data: na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, quase na altura da Rua AUAD ABRAÃO, vou reparar que, no número 2006, um prédio de cor preta continua com placas de ALUGA-SE, isso há vários meses. Pegou um lotação nesta terça-feira e, num instante, se chega à Estação ARMÊNIA do Metrô. Usando esse meio de locomoção, chego à PRAÇA DA SÉ, quase às 11 horas. No MMDS, comentamos um extenso trabalho intitulado “CIDADE DO PECADO”. O primeiro capítulo foi desenvolvido na semana passada. Hoje vimos a segunda parte do dossiê. PASSOS e ALZENIR vão dar aulas no BRÁS. Apenas sobra para mim a organização das aulas estabelecendo calendário para os eventos.
CORONEL CANAVÓ anda atrás de dinheiro para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Hoje compareceu à FIESP. Estamos já caminhando para o 9 de Julho e nossos recursos são escassos. Tentamos falar com ISRAEL DIAS NOVAES, Secretário das Medalhas e com o CORONEL PM GUIMARÃES. CORONEL CANAVÓ quer reunião da Comissão das Medalhas para 2 de junho.
Nesta noite o PALMEIRAS saiu no prejuízo na primeira partida da decisão da COPA DO BRASIL. O time de LUIZ FELIPE SCOLARI perdeu por 1 a 0 para o CRUZEIRO, no MINEIRÃO, e agora precisa vencer o jogo de volta por dois ou mais gols de diferença, sábado (dia 30) no MORUMBI. Uma vitória palmeirense por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis e qualquer outro resultado dará à RAPOSA seu terceiro título da competição e o direito de disputar a TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA de 1999.
Faleceu em CAMPINAS MONSENHOR GERALDO PENTEADO DE QUEIROZ. No período de 1961 a 1980 foi sacerdote em GUARULHOS.    
  15 a. das anotações realizadas em 26 de maio de 1999 (quarta-feira): aproveito a ida do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR ao CSM;AM e pego uma “carona” no seu MONZA. Às 7:30 horas estou no Centro Odontológico. O TENENTE Dent PM SESMA coloca um pino num canino superior esquerdo. Os oficiais que aguardam a chamada para serem atendidos discutem a atual crise (conforme recorte de jornal em minhas memórias) em que se defronte FHC. A televisão está ligada no Centro Odontológico e as reportagens da GLOBO são sobre esse assunto. A apresentação da denúncia contra o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, pedindo a instauração de um processo de impeachment, que seria apresentada hoje pelos partidos da oposição na Câmara, foi adiada para amanhã. Os lideres do PT, do PDT e do bloco PSB-P C do B ainda devem fazer uma revisão do texto, elaborado pela assessoria parlamentar das legendas de oposição. Além dos líderes, deverá assinar a proposta o deputado MILTON TEMER (PT-RJ), autor de outro pedido de impeachment contra o presidente que foi rejeitado na semana passada pelo plenário da Câmara. FHC, em cerimônia pública na sede da Confederação Nacional da Indústria, disse que “existem forças prontas para desencarrilar, na paixão política, a economia brasileira de seu trilho”. Segundo o presidente, estas forças “imaginam eu, ao desencarrilar, em algum momento, terão vantagem. Não terão, todos perderemos”, avisou FHC, que fez também no discurso críticas à Justiça e à investigação de questões relativas ao governo e ao País, em comissões parlamentares de inquérito.
No MMDS, converso com vários integrantes da organização sobre a conduta irregular de CRISTIANO, afastado da OPERAÇÃO CRUZEIRO depois de oito anos. Estuda-se o seu emprego em outro Estado, a convite de uma firma de segurança.
Não cruzo hoje com o CORONEL CANAVÓ. Manteve contato telefônico conosco e está eufórico pela crise que passa o governo. Às 15 horas, tenho uma reunião com MÁRCIO e MIGUEL na Avenida LIBERDADE, 486. Estamos estudando a exposição de peças de 32, no BANESPA da Avenida PAULISTA, no mês de junho. Dona HELOÍSA deverá buscá-las amanhã no Monumento Mausoléu.
Nesta noite, o PALMEIRAS vence o RIVER PLATE por 3 a 0 e fará a final da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA contra o DEPORTIVO DE CALI.     
  14 a. do afastamento de CELSO PITTA da prefeitura de SÃO PAULO, em virtude de determinação da JUSTIÇA, no dia 26 de maio de 2000.
  14 a. falece o CORONEL PM REFORMADO EROS AFONSO DA CUNHA, em 26 de maio de 2000.
  14 a. da SOLENIDADE DE FORMATURA DE SOLDADOS – TURMA MMDC- no CFSd., em PIRITUBA. O cmt. do CFSds  ainda era na  época o CORONEL PM RUBENS CASADO. Entre os presentes: Cel. PM  RUI  CÉSAR MELO, Cmt. Geral, que presidiu a solenidade; Cel. PM RAIMUNDO ALVES DOURADO, Cel. PM FERNANDO DE PAULA LIMA JÚNIOR, Cel. PM WALDIR DOS SANTOS, Cel. PM ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO, Cel. PM JOSÉ VASCONCELLOS FILHO, Cel. PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, Cel. PM JOSÉ ROGÉRIO FELIZARDO, Ten. Cel. PM LUIZ NAKAHARADA, Ten. Cel. PM ANTÔNIO BENEDITO DOS PASSOS. O paraninfo dos formandos foi o Cel. PM Ref. EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, presidente da Associação dos Oficiais da Reserva da PMESP. Na segunda   parte da solenidade foi inaugurado o retrato do Cel. PM Res. HOLLYWOOD GARCIA DE MARINS na Galeria dos Comandantes do CFSds. Estiveram presentes os ex-combatentes de 1932: GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, CARLOS AUGUSTO SOFFREDI, DORIVAL MARQUES DOS SANTOS, CORONEL EB Ref. ATILIANO MARTINS CORRÊA. Outras pessoas presentes: Cel. ANTÔNIO CARLOS MENDES, Dep. Estadual CELSO TANAUI, Dep. Estadual Cabo WILSON, CAIO ALFAYA.
 14 a. de uma reunião do CONSELHO SUPREMO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, no dia 26 de maio de 2000, onde o Cel. EB Ref. ARY CANAVÓ atacou violentamente, com palavras rudes, o Presidente da DIRETORIA EXECUTIVA, GERALDO FARIA MARCONDES, por causa de divergência de orçamentos na restauração do Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista, causando mal estar entre os presentes. MARCONDES denunciava um PROTOCOLO DE INTENÇÕES que CANAVÓ assinou com MASSARANI, sem conhecimento da DIRETORIA EXECUTIVA e tampouco do CONSELHO SUPREMO, isto é, foi feito de maneira totalmente irregular, em 1999. O Cel. Res. LEMES presidiu essa reunião. Foram empossados como conselheiros: Cel. JAIRO PAES DE LIRA, Cel. NELSON FRANCISCO DUARTE, Cel. WÁGNER FERRARI, Dr. LUIZ SÉRGIO CARRARO, Capitão LUIZ FLÁVIO CODELO (promovido a Major em 24 de maio de 2002), RODRIGO DE LIMA PEREIRA QUEIRÓS TELLES, e FRANCISCO MARQUES. A ata dessa reunião, denunciando o famigerado PROTOCOLO DE INTENÇÕES do Cel. CANAVÓ com o IPH, pretendendo o restauro do Monumento, com dinheiro de terceiros, constituiu-se, em 2002, na principal peça contra as manipulações de uma turma de pessoas que tentariam ganhar dinheiro à custa da reforma do MONUMENTO-MAUSOLÉU. Mais tarde, depois de um ano e meio de lutas, o processo foi extinto em 17 de novembro de 2003, pela juíza LUCIANA ALMEIDA PRADO BRESCIANI, da 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA, dando-se ganho de causa à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.  

ACONTECEU EM 26 DE MAIO DE 2001: -     SÁBADO
Pela manhã, a partir das 8 horas, assisto o treino oficial que define as posições dos carros para o GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO. Espetacularmente, quando se tinha como certa a pole position para o alemão MICHAEL SCHUMACHER, DAVID COULTHARD o suplanta no final do treino. Uso a manhã para tratar de minhas memórias, inclusive a agenda dos 51 anos que está no computador.
O sábado também permite retornar ao passado. Em 1º de fevereiro de 1991 assumia o Comando do CPAI-8, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Relembro esse episódio de minha carreira, já como CORONEL, revendo um vídeo. A solenidade fora presidida pelo CORONEL PM JOAQUIM DE OLIVEIRA JÚNIOR, então Comandante do Policiamento do Interior. O TENENTE-CORONEL PM AYLTON FERRAZ DA SILVA entregava-me o Comando, muito embora já o tivesse assumido em 14 de janeiro de 1991, que foi quando cheguei naquela região.
Faço algumas partidas de xadrez no computador. Assisto jornais na televisão e, a zero hora, o filme LOBISOMEM, na TV BANDEIRANTES. 

EX-MORADORES DO PALACE II PROTESTAM NO RIO, revoltados com a absolvição de SÉRGIO NAYA. Eles acreditam que a Justiça foi parcial.

O TRAFICANTE ABDIEL RABELO, irmão do ex-deputado federal JADER RABELO, fugiu junto com três presos de uma cela da Policia Federal, em PORTO VELHO (RO), três semanas após ter sido transferido do Complexo Penitenciário FRANCISCO D'OLIVEIRA CONDE, em RIO BRANCO.

A SELEÇÃO BRASILEIRA FAZ UM JOGUINHO VAGABUNDO NO JAPÃO, vencendo o VERDY TOKYO por 2 a 0. Não agradou. Os gols foram marcados por WAHINGTON e JÚLIO BAPTISTA.

FALECEU O EX-APRESENTADOR de televisão MURILO NERI, de 78 anos, de insuficiência respiratória. Ele estava internado na Clínica São Bernardo, na BARRA da TIJUCA, no RIO. Estrela dos programas de auditório, NERI trabalhou em varias emissoras de televisão. A carreira do apresentador começou na década de 50, em programas de rádio. Sua voz ficou famosa no seriado BAT  MASTERSON. Alguns programas pioneiros de MURILO NERI : NOITE DE GALA - RIO HIT PARADE, ambos nos anos 50. Nos 60 apresentou o Festival Internacional da Canção.

O TENENTE ALEXANDRE PENA DE CASTRO, 25 anos, que trabalha na 3a. Companhia do 28o. BATALHÃO, afirmou que jamais imaginava que seu cinto um dia ia lhe servir como escudo. Foi atender a uma ocorrência de roubo de uma moto, em GUAIANAZES, e os assaltantes deram tiros contra ele. Um dos disparos atingiu o seu ombro direito, sem gravidade. Um terceiro tiro foi amortecido pelo colete.

O PM JOÃO BATISTA DE SOUZA, de 31 anos , há cinco anos no 23o. BPMM, estava na pizzaria NATALIA'S, de um primo, quando foi surpreendido por um ladrão. Houve disparos de armas de fogo e os dois vieram a falecer.  

FALECEU O EX-COMBATENTE DE 32, ENGENHEIRO AGRÔNOMO LUIZ    GOMES DOS REIS, aos 89 anos.
 
2     002  :  -    DOMINGO
A partir das 9 horas, assisto o GP de MÔNACO. Desde a largada, o escocês DAVID COULTHARD sai na frente, não sofrendo ameaça séria que o tirasse do primeiro lugar durante toda a corrida. Vence o GP, com MICHAEL SCHUMACHER em segundo. Foi a primeira derrota da escuderia italiana desde o GP DA MALÁSIA, em março, quando ainda utilizava o modelo de 2001. A partir do GP BRASIL, quando estreou o F2002, a escuderia só vinha obtendo vitórias. Foram quatro seguidas – INTERLAGOS, ÍMOLA, BARCELONA e ZELTWEG – todas do piloto alemão. Em 3º chega RALF SCHUMACHER; 4º JARNO TRULLI; 5º GIANCARLO FISICHELLA; 6o , HEINZ-HARALD FRENTZEN; 7º, RUBENS BARRICHELLO.
  
Um domingo frio, desagradável. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA vai me levar, em seu carro, até POÁ, onde, como é costume, irei almoçar com minha mãe. Dona ALICE está irritada. Tem dificuldades para cuidar da refeição. Mesmo assim, posso descansar após o almoço. O tempo frio não dá ânimo para nada e essa viagem não agrada. O meu neto – FELIPE - está entusiasmado com um folhetim que mostra os cursos para as Forças Armadas. Digo-lhe que as inscrições para a Aeronáutica estão abertas para os jovens de 13 a 18 anos que estão cursando a 8ª série do primeiro grau até 29 de maio. O ADALVO pretende fazer a inscrição para o FELIPE. Às 16 horas, chegam o RENATO e seu filho LEANDRO. Eles me levam até a estação de POÁ. Retorno para GUARULHOS.
LUCINDA conta-me que participou do CHÁ DE BEBÊ, patrocinado pela família da KÁTYA. Conta-me também que seu irmão JOSÉ continua internado no Hospital PIO XII e pretende visitá-lo amanhã cedo.

O piloto brasileiro da PENSKE, HÉLIO CASTRONEVES, conquistou a lendária prova das 500 milhas de INDIANÁPOLIS, hoje, pela segunda vez consecutiva. O canadense PAUL TRACY ficou com o segundo lugar. O terceiro colocado foi o brasileiro FELIPE GIAFONNE. Com a vitória do HOMEM-ARANHA, como ficou conhecido HELINHO nos EUA por sempre comemorar suas vitórias agarrando-se aos alambrados, o BRASIL chegou à quarta conquista na tradicional corrida – ÉMERSON FITTIPALDI também venceu duas vezes, em 1989 e 1993.

Nesta tarde, o empate em 2 a 2 com o ITUANO acabou sendo um bom resultado para o SÃO PAULO, que jogou mal e sempre esteve atrás no placar. O gol salvador saiu aos 44 minutos do segundo tempo, em jogada oportunista do meia JÚLIO BATISTA. O sofrimento foi tanto que, após o gol, a torcida sãopaulina passou a gritar “olé” como se o time estivesse ganhando de goleada. Os gols do ITUANO foram marcados por FERNANDO GAÚCHO e BASÍLIO. REINALDO fez o primeiro do TRICOLOR. A decisão do SUPERPAULISTÃO acontece na próxima quinta–feira, dia 30, à tarde, no MORUMBI. Os dois times precisam vencer. Se houver empate, o campeão sai nos pênaltis.

MORREU o torcedor do INTERNACIONAL, ÂNDERSON LIVI, 16 anos, vítima de traumatismo craniano causado por uma tijolada no jogo do dia 19 de maio entre JUVENTUDE e INTER, no Estádio ALFREDO JACONI, em CAXIAS DO SUL. Durante esse tempo, ele esteve internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital POMPÉIA, em CAXIAS DO SUL.

ASSASSINADO o prefeito de SANTA LUZIA, na PARAÍBA, AIRTON PEREIRA DE MORAES, 41 anos. Foi morto com quatro tiros, quando descia do carro no portão de sua propriedade. O motorista JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS também morreu.

ÁLVARO URIBE, da direita independente, é o novo presidente da COLÔMBIA. O candidato que promete governar a COLÔMBIA com “mão forte” contra a guerrilha teve 53% dos votos, em eleição precedida por ofensiva guerrilheira. A abstenção, historicamente alta, ficou na casa dos 56%. Seu rival, o liberal HORÁCIO SERPA, ficou em segundo com 31,8%. Em terceiro ficou o esquerdista LUÍS EDUARDO GARZÓN.

Uma embarcação de transporte de combustível vazia bateu hoje, por volta das 7:30 horas, contra uma ponte no Estado de OKLAHOMA, no centro–sul dos EUA, lançando pelo menos nove veículos no rio ARKANSAS, a 30 metros de altura. Quatro pessoas foram resgatadas, e várias outras estavam sendo procuradas até o final do dia.

Ganhou a PALMA DE OURO do FESTIVAL DE CINEMA DE CANNES o diretor franco–polonês ROMAN POLANSKI, 68 anos, com o filme O PIANISTA, que fala da sobrevivência de um homem num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Realizador de clássicos como CHINATOWN e O BEBÊ DE ROSEMARY, foi a primeira vez que o cineasta levou o prêmio no mais célebre festival de cinema do mundo.

2 003  :  -     SEGUNDA-FEIRA
Mais um dia frio. Vou para SÃO PAULO por volta das 10:30 horas, encontrando o MMDS em plena rotina. Não tenho trabalho algum com os preparativos para as aulas da semana que vai começando e, mais tarde, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O presidente, GERALDO FARIA MARCONDES não comparece na sociedade e também não me telefona. O CORONEL MENDES chega logo depois e irá até a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, onde participará da reunião do CONSELHO CÍVICO CULTURAL. Não posso comparecer nessa reunião porque estou esperando o Sr. CANTON, encarregado de fazer uma revista em quadrinhos sobre a revolução de 32, uma idéia do vereador TONINHO PAIVA. Dona SILVANA confirma esse encontro para as 16:30 horas.
Tomo conhecimento das promoções dos oficiais da PMESP pelo DIÁRIO OFICIAL de sábado. Temos dois novos CORONÉIS: RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS, que irá comandar a região de SOROCABA (CPI/7), e OSWALDO DA SILVA FILHO, classificado na região de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (CPI/1). Quarenta e um majores foram promovidos ao posto de  TENENTE-CORONEL. Com isso, os comandos de muitos batalhões sofrerão modificações nos próximos dias.
Um ex-combatente, ARMANDO CARLOS MESSIAS, de 88 anos, conversa, via fone, sobre a PENSÃO ESPECIAL. Quer ele movimentar alguns deputados sobre o aumento dessa pensão. Explico-lhe a situação do PROJETO DE LEI 129/1999, VETADO pelo governador e que se encontra na pauta da Assembléia Legislativa há quase dois anos para a rejeição ou confirmação do veto.
WILLIAM HINESTROSA, da TELA EM TRANSE, editor do DVD FRONTEIRAS: ENTRE O CÉU E OS SONHOS, conversa por telefone comigo. É idéia nossa outorgar a Medalha CONSTITUCIONALISTA para as pessoas jurídicas: TELA EM TRANSE, VIDEO ÁS e FARINHA DE TRIGO DONA BENTA, no próximo NOVE DE JULHO.
Um aluno da ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO CONSTITUCIONAL conversa comigo sobre um possível depoimento de um veterano de 32, já que ele está fazendo um trabalho sobre a revolução de 32. Indico-lhe o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES.
Por volta das 16:30 horas, recebo a visita do Sr. CANTON. Ele trabalha com o cartunista MAURÍCIO, autor da MÔNICA. Mostro-lhe uma cartilha que foi elaborada em 1982. Poderá servir de modelo para a história em quadrinhos da revolução, que ele pretende elaborar.
Retornando para GUARULHOS, ao passar de ônibus pela frente da praça QUARTO CENTENÁRIO, noto que a construção de um prédio enorme está bem adiantada. Ainda não consegui adivinhar o que será instalado naquele lugar. Também, ao passar pela Rua JOÃO GONÇALVES, vejo que alguns prédios velhos, vizinho da FARMÁCIA SÍMBOLO DE GUARULHOS, foram demolidos. Uma construção está acontecendo vizinha dessa farmácia. O visual vai mudando nessa rua, como já aconteceu com a demolição de um antigo restaurante caseiro para dar lugar a um estacionamento e a construção do prédio onde está instalada a faculdade IDEPE.      
O paulistano enfrentou hoje um dos dias mais frios do ano. Apesar do sol e céu claro, não foi possível sair de casa sem agasalho. De madrugada, o frio foi ainda mais intenso. Os termômetros chegaram a registrar 10,7 graus no Mirante de Santana. A mínima prevista para amanhã é de 9 graus.

Após 100 dias de internação, CARLOS EDUARDO DOLABELLA morreu hoje de falência múltipla dos órgãos, no hospital SAMARITANO, no BOTAFOGO, aos 65 anos, onde estava internado desde 12 de fevereiro em razão de uma arritmia cardíaca. DOLABELLA sofria de diabetes, insuficiência renal crônica, osteomielite e estava com pneumonia. Havia já  certa de dez dias em que seu estado tinha se agravado. Em julho de 2002 passara por uma cirurgia de cinco horas no Hospital PRÓ-CARDÍACO, também em BOTAFOGO, após um infarto, onde recebeu três pontes safena. Em março, já passara por uma angioplastia em virtude de outro infarto. DOLABELLA foi casado com a atriz PEPITA RODRIGUES. Em 35 anos de carreira, atuou em 29 novelas, 4 minisséries, 13 casos especiais, 16 peças de teatro e 15 filmes. A carreira de DOLABELLA decolou em 1 963, quando ele recebeu o prêmio de melhor ator no festival de Teatro Amador do Estado da GUANABARA. A primeira novela veio no ano seguinte: CORAÇÃO, na TV RIO, com SÉRGIO BRITTO e ISABEL RIBEIRO. Entre seus personagens prediletos em novelas da Rede GLOBO estavam o delegado FALCÃO, de IRMÃOS CORAGEM (primeira versão) e NECO PEDREIRA, de O BEM-AMADO (1 973) – diretor do jornal A TROMBETA, ele voltaria a incomodar o prefeito de SUCUPIRA, ODORICO PARAGUAÇU, vivido por PAULO GRACINDO, quando o enredo de DIAS GOMES virou seriado, na década de 80. Gostava também de lembrar de MARCITO, de O ESPIGÃO (1976) e do açougueiro NATALÍCIO de O ASTRO (1978). Em 1 986 protagonizou com a ex-mulher PEPITA o programa de jogos e sorteios, ALÔ PEPA, ALÔ DOLA, que durou apenas um mês e sobre o qual chegou a dizer: “Eu não assistiria!”. Com PEPITA , fez ainda as peças VIVA SEM MEDO SUAS FANTASIAS SEXUAIS (1985) e EXTREMOS (1986). Em 1996, atuou em O CAMPEÃO, na BANDEIRANTES e, em 1998, na minissérie O LABIRINTO, de GILBERTO BRAGA, na GLOBO. Seus últimos trabalhos foram “A MURALHA” e “PORTO DOS MILAGRES”, na GLOBO.

A cantora GAL COSTA foi submetida hoje de madrugada a uma cirurgia no intestino. Seu quadro de saúde é estável.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA chamou de “malandros” os revendedores de combustível que não repassam ao consumidor a redução de preços feita pelas usinas e refinarias. “Não adianta os produtores serem sérios e reduzirem os preços, não adianta o Governo ser sério e propor redução, se tem na cadeia pessoas que acham que são malandros e podem enganar os outros”, disse o presidente.

Desde hoje, o basquete brasileiro está órfão de seu maior ídolo. Aos 45 anos, OSCAR SCHIMIDT deixou as quadras para entrar para a história. Maior “cestinha” do esporte brasileiro com 49.703 pontos, OSCAR admitiu que não estava preparado para se despedir, tanto que não tem planos para o futuro. A aposentadoria estava marcada para o ano passado, mas uma expulsão no último jogo que disputou no Campeonato Nacional, contra o Ribeirão Preto, o fez mudar de idéia. O MÃO SANTA não queria deixar uma imagem negativa na  hora da despedida.

O produtor musical ALMIR CHEDIAK foi morto com quatro tiros no domingo à noite, em PETRÓPOLIS, RIO. CHEDIAK, de 52 anos, e a namorada, a cantora SANNY COSTA ALVES, de 34 anos, foram dominados por dois homens encapuzados. Ela foi liberada de madrugada. Para a polícia, pode ter sido vingança. Um suspeito foi preso hoje à noite.

O delegado CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA, de 41 anos, foi baleado hoje de manhã durante assalto a uma farmácia na região de VILA PENTEADO, zona norte da cidade. OLIVEIRA estava de folga. Dois assaltantes foram presos em seguida. Um deles confessou ter atirado no delegado. O caso aconteceu pouco depois das 8 horas. O delegado havia acabado de entrar na DROGARIA BIFARMA, no LARGO DA PARADA, e falava com um parente pelo celular. Os assaltantes MOISÉS DOS SANTOS REZENDE, de 24 anos, e MARCOS CÉZAR DE OLIVEIRA, de 26 anos, chegaram armados e anunciaram o roubo. CARLOS EDUARDO reagiu ao assalto, mas não chegou a disparar o seu revólver. No final da tarde, ele passava por uma cirurgia.

O PM DANILO CARRASCO CASTILHO, da 2ª Companhia do 30º BPMM, de RIBEIRÃO PIRES, voltava para casa depois de um dia de serviço e surpreendeu o adolescente FÁBIO DE LIMA PACHECO, de 17 anos, após assaltar um ônibus, no município de SUZANO. Assustado com a presença do PM, o menor tentou disparar a sua arma. O revólver, porém, falhou por quatro vezes. Na reação o PM DANILO atirou duas vezes, atingindo o peito do menor. O criminoso ainda foi socorrido ao OS MUNICIPAL de SUZANO, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O TENENTE-CORONEL ERIR RIBEIRO DA COSTA FILHO, exonerado do comando de um batalhão do RIO, confirmou em depoimento à polícia que o secretário de ESPORTES, FRANCISCO DE CARVALHO, pediu uma trégua na repressão ao tráfico de drogas na MANGUEIRA. Mais dois ex-comandantes irão depor.

Uma intervenção indireta no câmbio. Essa foi a interpretação do mercado para a mudança anunciada pelo BANCO CENTRAL nas regras de renovação da dívida cambial, o que provocou a disparada do dólar em 3,77% hoje, fechando cotado a R$ 3,025.

A POLÍCIA FEDERAL indiciou o ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO, seu irmão LEOPOLDO e outras 14 pessoas pelo envolvimento no dossiê CAYMAN, que acusava o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, os ex-ministros JOSÉ SERRA (SAÚDE) e SÉRGIO MOTTA (COMUNICAÇÕES) e o governador MÁRIO COVAS de terem dinheiro em paraísos fiscais. Se condenados, COLLOR e LEOPOLDO poderão pegar até dez anos de prisão.

PRESO FELIPE VIEIRA, de 22 anos, acusado de liderar o bando que espancou barbaramente o juiz do TRIBUNAL DE JUSTIÇA, LUIZ FUX, de 50 anos, num roubo à casa do magistrado. FUX recupera-se dos ferimentos. No RIO DE JANEIRO.

Um avião ucraniano YAKOLEV-42 que transportava 75 pessoas – 62 militares espanhóis das forças de paz no AFEGANISTÃO e 13 tripulantes – caiu hoje de madrugada na cidade de MACKA, 760 km a nordeste de ANCARA, capital turca. Não houve sobreviventes.

O explorador britânico PEN HADOW, que no dia 19 se tornou a primeira pessoa a chegar sozinha ao PÓLO NORTE geográfico – ele partiu do CANADÁ, numa travessia de 800 km pela neve – continua bloqueado no gelo pelo mau tempo. Ele já não tem esperança de ser reabastecido por ar e espera ser resgatado por um avião, porque o pouco de alimentos que lhe resta deverá acabar amanhã. HADOW, 41 anos, conhecido como “quebra-gelos humano” por sua resistência em regiões geladas, não vê um ser humano desde o início da aventura, em 17 de março. Seu celular por satélite já não funciona. HADOW chegou ao PÓLO NORTE geográfico sozinho, sem nenhuma ajuda, usando um trenó e caminhando, numa expedição que durou 64 dias.

ASSISTO na GLOBO o filme A CILADA, de 2000. Direção de CHRISTIAN DUGUAY, com WESLEY SNIPES, ANNE ARCHER, MAURY CHAUKIN e DONALD SUTHERLAND. Agente do FBI investiga o assassinato do embaixador chinês nos EUA. O crime pode melar um importante acordo comercial. A CHINA como “partner” econômica do governo americano não deixa de ser uma idéia curiosa (e até real, o que dá a medida das mudanças ocorridas no mundo).
           
2 004   :    -   QUARTA-FEIRA
Os moradores de BARUERI vão precisar remover um tanque de duas toneladas da praça central da cidade, ao meio-dia. Pela manhã, nove remadores levarão seus barcos pelo entulho do rio TIETÊ, que corta a cidade. Podem parecer sacrifícios dignos de HÉRCULES, mas essas atividades fazem parte do DIA DO DESAFIO, comemorado hoje. De zero hora às 21:30 horas, 1904 cidades do ALASCA à PATAGÔNIA participarão de gincanas, aulas, brincadeiras e outras atividades que incentivam a prática de exercícios físicos. Há duas modalidades para os municípios integrarem a ação. A primeira, que inclui BARUERI e mais 420 cidades do Estado, fará a contagem de quantos habitantes participaram das atividades promovidas pelos SESC, prefeituras, ONGs e empresas particulares. A segunda é uma disputa entre cidades de países diferentes, para saber quem mais fez exercícios físicos. Neste ano, SÃO PAULO concorre com MONTERREY, no MÉXICO. Em 2003, a competição foi em BOGOTÁ, na COLÔMBIA. Os brasileiros perderam feio: registraram apenas 28,6% de participação, enquanto os colombianos levaram 40% da população às ruas. Na Capital, haverá atividades no VALE DO ANHANGABAÚ, na BARRA FUNDA e em todos os parques da Cidade. Em todo o BRASIL, 777 cidades participarão do DIA DO DESAFIO. A meta é superar a participação de 2003, de 23 milhões de pessoas. No ano passado foram 655 cidades brasileiras participando e SÃO PAULO foi o Estado com mais municípios inscritos (415 cidades levaram os moradores às ruas para o desafio).

Nesta manhã, MARLENE pede para sua mãe que interceda junto a mim para que o oratório de minha mãe fique com ela. Peço para a LUCINDA ligar para a MARIZETE para estudar essa possibilidade. Um dia desses deveremos ir em POÁ para tratar do melindroso problema da herança, coisa que não me traz satisfação alguma. Gostaria mesmo de ficar livre disso, mas já me pediram os documentos necessários para o início do inventário (o prazo é de trinta dias após o óbito e o CARLOS está tratando disso).

Hoje é um dia de muito frio. Um vento cortante deixa a manhã muito ruim para poder sair. Vou para SÃO PAULO, ainda sofrendo as perguntas dos amigos sobre o que aconteceu no meu rosto, pois ainda carrego um esparadrapo no local da operação. No MMDS, contam-me que GESOFATO manteve uma ligação com a nossa Entidade e que estaria com vontade de vir para o MMDS no mês que vem. Vez por outra isso acontece, pois os estágios em SÃO PAULO enriquecem o curriculum do oficial baiano.

Nesta tarde, uma repórter do DIÁRIO DO COMÉRCIO –ELIZABETH – ocupa um bom tempo de minha permanência na Sociedade, querendo saber a história do Monumento-Mausoléu e dos problemas atuais que o MMDC vem enfrentando. Além dessa entrevista, tenho de atender o gabinete do deputado estadual AFANÁSIO JAZADGI, onde sua secretária ÉRIKA faz perguntas sobre a PENSÃO ESPECIAL que os ex-combatentes recebem, suas dificuldades, bem como das pensionistas. Quer saber quantas pensionistas recebem esse dinheiro; quando e quanto o projeto de lei 129/99 prevê de reajustamento e porque não foi resolvida essa questão até agora.
O Cel MENDES chega um pouco mais tarde nesta quarta-feira. O Sr. MARCONDES diz, por telefone, que ontem participou de uma reunião na FARAH SERVICE, com dois engenheiros contratados pela empreiteira para estudar o solo do local onde foi construído o Monumento-Mausoléu e que executaram esses estudos com aparelhos de precisão. Descobriram que um túnel foi escavado por baixo do Obelisco e depois foi abandonado. Um relatório será apresentado com as avaliações dos mesmos. Ele está doando uma parte do seu terreno de ITATUBA para a USP, onde será construída uma Universidade do estilo da LUIZ DE QUEIRÓZ. Diz que amanhã virá até a Sociedade.
Telefona o MAJOR CODELO, da Escola de Formação de Soldados, dizendo que está instituindo para os recrutas um trabalho sobre o Movimento Constitucionalista de 32. Isso irá causar um certo problema para a Sociedade, que servirá de laboratório para os estudos dos futuros soldados. Também sobre trabalho escolar, telefona uma aluna da Escola “SANTOS DOS ANJOS”, que quer marcar uma palestra nessa escola.
Deixando o MMDC, converso com o Cel MENDES sobre todos esses problemas, quando estamos nos deslocando até a ARMÊNIA. Um contato, através celular, um dirigente do Instituto de Numismática de SÃO PAULO tenta marcar também uma palestra sobre 32, no dia 5 de junho, um sábado, para uma platéia de 50 a 60 sócios.
Em casa, LUCINDA conta que ligou para a MARIZETE, sobre a intenção da MARLENE de ficar com o oratório de minha mãe. Minha filha disse que o CARLOS não quer mexer nas coisas dela por enquanto. Esta noite está terrível. O frio aumenta e iremos passar maus bocados de quarta para quinta-feira.
    
A Prefeita MARTA SUPLICY conheceu hoje, na SÃO PAULO TRANSPORTE, no PARI, o “MARTÃO” – novo ônibus biarticulado de 27 metros de comprimento, que circulará em junho. O “MARTÃO” é muito semelhantes ao modelo lançado pelo ex-prefeito CELSO PITTA em 1998 e que circula pela cidade até hoje. O novo modelo vai transportar 250 passageiros.

Ventos de 120 km/h jogaram para o alto um ônibus que abrigava cortadores de cana, ontem, numa estrada de PALMITAL, região de MARÍLIA. Dois deles morreram e 48 se feriram. O veículo chegou a dar três piruetas no ar. Hoje, na Capital, fortes ventos derrubaram 14 árvores.

O SÃO PAULO bateu, de virada, o DEPORTIVO TÁCHIRA, por 4 a 1, na VENEZUELA, e se classificou para a fase semifinal da LIBERTADORES DA AMÉRICA. LUÍS FABIANO (2), GRAFITE e GUSTAVO NERY fizeram os gols da equipe brasileira. Na próxima etapa, o  TRICOLOR pegará o vencedor do confronto entre ONCE CALDAS e SANTOS, marcado para amanhã à noite, na COLÔMBIA.

A cantora PRETA GIL estava num táxi, hoje à noite, no MORUMBI, quando surgiram dois bandidos numa moto. Ela e uma amiga desceram do veículo e correram. Um dos homens atirou duas vezes na direção de PRETA, mas errou.

A quadrilha de PMs, que amedrontou a Rua OSCAR FREIRE, causou um prejuízo de cerca de trezentos mil reais aos lojistas da mais sofisticada rua de SÃO PAULO, nos JARDINS, na zona oeste. São seis as pessoas indiciadas pelo 78º Distrito Policial sob a acusação de participar do esquema que furtava os comerciantes a fim de forçá-los a contratar os serviços de segurança prestados pelos próprios bandidos. Policiais civis também são acusados de participar da máfia. O mentor, VÁGNER KFURI, é integrante da Delegacia Geral de Polícia, onde está lotada a cúpula da corporação. Ele é investigado pela Corregedoria há pelo menos dois meses. No entanto, até agora, a máfia continuava a ser administrada por ele. KFURI não agia sozinho. O seu “sócio”, MARCELO DE LIMA LOZANO, é funcionário de outro órgão de segurança, a POLÍCIA MILITAR, como soldado da 7ª Companhia do 8º BPMM, onde está preso desde segunda-feira, dia 24. Os dois dividiam o comando. O dia, horário nobre das mais de cem luxuosas lojas da região, ficava com a segurança dos homens da Polícia Civil. A noite, com os PMs. A delegada ELIZABETE FERREIRA SATO, que chefia as investigações, deverá terminar o Inquérito Policial e enviá-lo à Justiça.

O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL começou a julgar hoje a ação direta de inconstitucionalidade contra a contribuição previdenciária para inativos e pensionistas do setor público. A sessão foi suspensa após os votos de três ministros e um placar provisório desfavorável ao Governo: dois declararam inconstitucional a cobrança, aprovada na reforma da Previdência, em 2003.  Primeira a votar, a relatora da ação, ministra ELLEN GRACIE, julgou inconstitucional a cobrança e declarou procedente as ações ajuizadas, alegando que a contribuição fere direito adquirido. Ela foi acompanhada por CARLOS AYRES BRITTO. O ministro JOAQUIM BARBOSA citou a abolição da escravatura para defender o desconto, dizendo que o direito adquirido tem limite, caso contrário os negros continuariam propriedade dos seus patrões. O julgamento foi suspenso quando o ministro CÉSAR PELUSO pediu para analisar o processo. Ele tem dez dias (prorrogáveis por mais dez) para se manifestar. O STF é composto de onze juízes, mas EROS GRAU, indicado pelo presidente LULA para o lugar de MAURÍCIO CORRÊA, que se aposentou, ainda não tomou posse. Seu nome foi aprovado hoje pela Comissão de Justiça do Senado, mas depende de votação no plenário.

Nove moradores de SÃO SEBASTIÃO, cidade-satélite a 35 km de BRASÍLIA, estão isolados e em observação no hospital Regional da ASA NORTE, na capital, por apresentarem sintomas de uma doença desconhecida que matou três pessoas no fim de semana. Duas das vítimas, DENIFER QUINTANILHA e ADAUTO DE LIMA, de 17 anos, eram de SÃO SEBASTIÃO. A terceira, cujo nome não foi divulgado, era de PARANOÁ, a 20 km de BRASÍLIA.

Em plena luz do dia, cerca de 80 militantes do Movimento dos Agricultores SEM-TERRA, brandindo foices e facões, tentaram invadir hoje a sede da Fazenda PONTE FUNDA, em PRESIDENTE EPITÁCIO, no PONTAL DO PARANAPANEMA. Os ocupantes da casa, empregados da fazenda, reagiram a tiros. Sete SEM-TERRA ficaram feridos.

Por uso de mão-de-obra escrava, o prefeito de UNAÍ, JOSÉ BRAZ DA SILVA, foi condenado, tendo também os sigilos bancário e fiscal quebrados, pela Justiça do PARÁ.

NOTIFICADO o ministro da INTEGRAÇÃO NACIONAL, CIRO GOMES, por fumar na Câmara dos Deputados. Representantes do Programa de Controle do Tabagismo da Vigilância Sanitária percorreram a Câmara para avaliar o cumprimento da legislação que proíbe o fumo em ambientes coletivos e prédios públicos do DISTRITO FEDERAL. CIRO e outros onze políticos foram flagrados fumando no prédio. A notificação não é punitiva –serve apenas como advertência.

PRESO o palhaço SPANKY, uma das estrelas do circo mais famoso do mundo, o RINGLING BROS AND BARNUM & BAILEY, acusado de envolvimento com uma rede de pornografia infantil. THOMAS RICCIO, de 23 anos, enfrenta dez acusações de exploração sexual de menores, em FAYETTEVILLE, na CAROLINA DO NORTE.

O PAPA JOÃO PAULO II recebeu um fusca como presente de aniversário no VATICANO. O carro foi doado pela Associação de Concessionários da VOLKSWAGEN. Este foi o último fusca produzido no mundo pela fábrica de PUEBLA, no MÉXICO. O PAPA completou 84 anos no último dia 18.

PREMIADA a escritora LYGIA BOJUNGA com o prêmio MEMORIAL ASTRID LINDGREN, de 2003, pelo conjunto de sua obra. Criado em 2002 pelo governo sueco, o prêmio é atribuído anualmente a um os mais autores de livros infantis. Única premiada este ano, a brasileira recebeu 550 mil euros, das mãos da princesa VICTORIA, filha da rainha SÍLVIA, em ESTOCOLMO.

ENCONTRADOS por arqueólogos poloneses no EGITO evidências de que houve salas de leitura que podem ter pertencido, entre os séculos V e VII d.C., à UNIVERSIDADE DE ALEXANDRIA. Sabe-se da existência da universidade por meio de escritos, mas nunca se acharam provas concretas. Não se trata, aparentemente, da famosa biblioteca da Antigüidade, destruída em um incêndio no século IV d. C. A equipe de arqueólogos localizou trezes salas de leitura, com capacidade para 5 mil alunos cada uma, no CAIRO.
   
CONDENADO por co-participação em 161 homicídios, TERRY NICHOLS, quase dez anos depois do atentado à bomba contra um edifício federal em OKLAHOMA. NICHOLS pode ser sentenciado à prisão perpétua ou à pena de morte. Seu comparsa, TIMOTHY McVEIGH, já foi executado em 2001.

Equipes de resgate buscavam hoje sobreviventes entre o lodo na REPÚBLICA DOMINICANA e no HAITI, enquanto aumentava o número de mortos após as devastadoras inundações nos dois países. Quase mil pessoas morreram e há centenas de desaparecidos. Na REPÚBLICA DOMINICANA, mais de 410 corpos já foram encontrados. No HAITI, 300 corpos foram recuperados hoje na aldeia de MOPOU. Em outras localidades haitianas há pelo menos 250 mortos. Tropas americanas e canadenses enviadas ao HAITI para ajudar a estabilizar o País após a queda do presidente JEAN-BERTRAND ARISTIDE, em fevereiro, lutavam hoje para conseguir levar suprimentos a 3 mil desabrigados em FOND VERRETTES. “O rio levou tudo, não sobrou nada”, lamentou JERMANIE VULSONT, que perdeu cinco filhos nas inundações.
      
2 005   :   QUINTA-FEIRA  “CORPUS CHRISTI”
O feriado de CORPUS CHRISTI acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição do Sacramento. Durante a última ceia de JESUS com seus apóstolos, Ele pediu que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu Corpo e seu Sangue. A celebração teve origem em 1243, em LIÈGE, na BÉLGICA, no século XIII, quando a freira JULIANA DE CORNION teria tido visões de CRISTO comunicando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado de forma especial. Em 1264, o PAPA URBANO IV, por meio da Bula Papal “TRANSITURUS DE HOC MUNDO”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a (São) TOMÁS DE AQUINO que preparasse as leituras e textos litúrgicos que são usados durante a celebração. Ele compôs o hino LOUVA, Ó SIÃO, O SALVADOR, ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia por mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostentório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. No BRASIL, a festa passou a integrar o calendário religioso de BRASÍLIA em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de SANTO ANTÔNIO e seguiu até a Igrejinha de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Hábito trazido ao BRASIL pelos colonizadores portugueses, as procissões de CORPUS CHRISTI e a ornamentação das ruas por onde elas passam vêm da tradição inspirada pela religiosa JULIANA DE CORNELLON (mais tarde, SANTA JULIANA). Ela enfeitava as ruas com flores para receber as procissões que celebravam a presença do CORPO DE CRISTO na EUCARISTIA.

Feriado religioso, levanto tarde depois de uma quarta-feira atípica. Não tenho compromissos nesta data e me dedico à leitura dos jornais. As manchetes do jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” são: GOVERNO É DERROTADO E CPI PASSA – Grupo de petistas garantiu criação da comissão; Planalto já monta estratégia para boicotar a investigação nos Correios. “CHUVA RECORDE PÁRA SÃO PAULO”. Ela foi a maior em dezesseis anos, com mais de 100 pontos de alagamento na cidade.
JORNAL DA TARDE: “O DIA EM QUE A TERRA PAROU”.
DIÁRIO DE SÃO PAUL: “CHUVA RECORDE AFOGA SÃO PAULO”.
AGORA: “ENCHENTE DO TIETÊ VOLTA A ATERRORIZAR A CIDADE”. Temporal tumultua vida da população, que passou horas de desespero, ilhada no trânsito caótico pelos alagamentos.

Hoje começa o filme “SAHARA” nos cinemas de SÃO PAULO. É uma espécie de “CAÇADORES DA ARCA PERDIDA” dos anos 2000. Na cola da série de grande sucesso de STEVEN SPIELBERG, este filme, adaptado de um best seller de CLIVE CUSSLER e dirigido por BRECK EISNER, põe em cena um aventureiro, DIRK PITT (MATTHEW McCONAUGHEY), que vai em busca de fortuna nas areias do deserto, onde encontra aquilo que não está procurando. Ou pelo menos encontra alguma coisa além do que busca.
A história é tão inverossímil quanto qualquer outra contada pelo contemporâneo cinema de ação norte-americano. Um encouraçado, carregado de moedas preciosas, foi afundado durante a Guerra Civil Americana – aliás, é com essas cenas de época que o filme começa. PITT formula a teoria de que o casco – e a carga – podem se encontrar em algum ponto do deserto do SAHARA. Falta carisma aos protagonistas, em especial a PENÉLOPE CRUZ, que faz EVA, médica interessada em descobrir a fonte de uma epidemia que grassa sobre a NIGÉRIA. O destino a une a PITT, e ambos descobrirão que procuram a mesma coisa, ou pessoa. Mas enfim, esse é somente o início do enredo de um filme que conta com uma série às vezes bem ritmada de cenas de ação e efeitos especiais. Nada além disso, mas também ele não exibe nenhuma pretensão de ir além do que se propõe – o que já é um mérito, ainda que secundário, desse tipo de produto.

A inundação da CEAGESP, causada pelas fortes chuvas de terça e quarta-feiras, fez o preço de alguns produtos, principalmente frutas, subir 30% em média, no Mercado Municipal de SÃO PAULO, no Parque D.PEDRO, Centro. Em todas as feiras também se notam aumento nas frutas e nas verduras, ocasionado ou não pelos estragos causados nos últimos dias na CEAGESP. Há casos de aumento de preços de até 100%. Há também falta de vários produtos, com queda das vendas em 40%. Cerca de 20 caminhões de lixo e 300 pessoas participaram da limpeza da CEAGESP hoje. A área foi inundada por cerca de um metro de água suja do Rio PINHEIROS, que fica ao lado do entreposto. A água atingiu principalmente os boxes de frutas mais próximos do rio. Estima-se que cerca de cinco toneladas de frutas foram destruídas pela inundação. O abastecimento de frutas foi praticamente suspenso, apenas poucos caminhões de laranja tiveram a entrada permitida. Mas a venda dos produtos foi feita pelos caminhoneiros assim mesmo, próximo à CEAGESP, entre a Avenida LEOPOLDINA e a Marginal PINHEIROS.

O tornado ocorrido ontem em INDAIATUBA foi o mais intenso já registrado no BRASIL, segundo análise do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nunca havia sido documentado no país um tornado com força entre F1 e F2, que na escala que mede a intensidade dos tornados vai de 117 km/h até algo entre 181 e 253 km/h. O prejuízo causado pelo fenômeno – que derrubou postes, árvores, torres de transmissão e deixou 500 famílias desabrigadas – foi da ordem de 97 milhões de reais. A maior parte do prejuízo, cerca de 90 milhões, é referente a destruição parcial ou total de ao menos 30 empresas no Distrito Industrial da cidade. Outros seis milhões serão gastos para recuperar imóveis públicos e particulares. 

A 13ª edição da MARCHA PARA JESUS – passeata promovida por evangélicos – superou as expectativas, segundo os organizadores do evento. Durante todo o dia, cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a Polícia Militar, passaram pela Avenida PAULISTA – ponto central do evento. Em um palco armado na altura do número 900 da PAULISTA – o mesmo usado pela CUT na festa do dia 1º de maio – os fiéis assistiram a apresentação de atrações musicais. O ponto de partida da marcha foi na Avenida DOUTOR ARNALDO, próximo à estação CLÍNICAS do Metrô. Na parte da tarde, o público concentrou-se principalmente entre o palco e a rua PAMPLONA. Era difícil caminhar sem esbarrar em alguém. De lá até a rua da CONSOLAÇÃO, as pessoas estavam mais dispersas e havia quem aproveitasse os amplos espaços vazios para andar de skate ou bicicleta.

Fiéis de todo o mundo celebraram hoje o dia de CORPUS CHRISTI. Na cidade de SÃO PAULO, uma missa na PRAÇA DA SÉ, no Centro, reuniu cerca de 8 mil pessoas, segundo a Catedral. Em SANTO AMARO, na zona sul, 40 mil fiéis foram ao SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, de acordo com a Polícia Militar. Em SANTANA DO PARNAÍBA, na Grande SÃO PAULO, um tapete artesanal de 850 metros cobriu as principais ruas da cidade, que recebeu 50 mil visitantes durante todo o dia. DOM CLÁUDIO HUMMES celebrou a missa na SÉ, das 9:30 às 12:15 horas. No TERÇO BIZANTINO, o padre MARCELO ROSSI animou a celebração com muita música, das 10 horas ao meio-dia. Lenços brancos foram distribuídos aos fiéis, que acenavam durante as canções. Fiéis de paróquias da região começaram a chegar às 7 horas ao santuário. Padres, seminaristas e frades fizeram uma caminhada entre o público e DOM FERNANDO FIGUEIREDO, bispo da Diocese de SANTO AMARO, celebrou a missa.
Em ROMA, o CORPUS CHRISTI foi a primeira grande celebração católica sob o comando do novo PAPA, BENTO XVI, que assumiu no dia 19 de abril, após a morte de JOÃO PAULO II.

Por causa de um cigarro de palha, o aposentado ARLINDO LOPES DA CONCEIÇÃO, 82 anos, matou a facada o colega MÁRIO SARTORI, de 76 anos, dentro de um asilo, em REGINÓPOLIS (420 km da região de BAURU). A tragédia de motivo banal e que chocou os cerca de 5 mil habitantes do município, representa um marco nada consagrador: trata-se do primeiro homicídio em 76 anos de emancipação política de REGINÓPOLIS. A pacata cidade, que vive especificamente da lavoura e da pecuária, tem índices baixíssimos de criminalidade, porém ganhou recentemente dois presídios com cerca de 760 vagas cada. Mas para nenhum deles foi encaminhado o acusado CONCEIÇÃO, que aguardará decisão judicial para responder pelo crime em liberdade, por causa da idade avançada. O palco da tragédia, ocorrida na última terça-feira, dia 24, foi o asilo SOCIEDADE DE PROTEÇÃO À VELHICE LAR PADRE JEREMIAS. A vítima MÁRIO SARTORI teria tentado pegar o cigarro entregue a uma idosa, que também vive na instituição. A atitude teria revoltado CONCEIÇÃO, que tomou as dores da colega. Ele teria ido à cozinha, pegado uma faca e atacado SARTORI com um golpe no abdômen. Após ser atingido, o idoso caiu de uma escada de três degraus e bateu a cabeça contra uma pedra. A vítima foi socorrida por uma ambulância do Pronto-Socorro de REGINÓPOLIS e depois transferida para um hospital de PIRAJUÍ, cidade vizinha. SARTORI não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. O acusado foi levado à cadeia pública de AVAÍ. Não há confirmação do relaxamento da prisão.

Ao discursar hoje no Parlamento do JAPÃO, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi direto ao dizer que o BRASIL quer mais investimentos japoneses e que espera ser fornecedor de etanol para o país asiático – que está trabalhando para diversificar sua matriz energética. Ciente de que nos últimos anos o BRASIL perdeu espaço para os demais emergentes na carteira de aplicações de recursos produtivos do JAPÃO, LULA afirmou que seu desejo é que o BRASIL volte a ser o destino preferencial dos empreendimentos daquela Nação.
     
O BRASIL encerrou participação em ROLAND GARROS na segunda rodada, com a derrota de FLÁVIO SARETTA para FILIPPO VOLANDRI. Dos quatro brasileiros que começaram o torneio, GUSTAVO KUERTEN, RICARDO MELLO e MARCOS DANIEL caíram na estréia. Nesse triste quadro, aos 30 anos, o gaúcho TOMAS BEHREND, radicado na ALEMANHA, é candidato a voltar a jogar pelo País. Nesse caso, a CBT terá de pedir a transferência à Federação Alemã até maio de 2006. No masculino, JOSÉ ACASUSO ganhou de ANDY RODDICK e GUILLERMO CORIA venceu NOVAK DJOKOVIC.    Num torneio repleto de revelações femininas, MARIA SHARAPOVA ganhou de ARAVANE REZAI; TATIANA GOLOVIN venceu ANONELLA SERRA ZANETTI e ANA IVANOVIC passou por IVETA BENESOVA. JUSTINE HENIN-HARDENNE derrotou VIRGÍNIA RUANO PASCUAL.

FALECEU o escritor e historiador ALEJANDRO BOLAÑOS GEYER, irmão do presidente da NICARAGUA, ENRIQUE BOLAÑOS, aos 80 anos, vítima de leucemia. Era conhecido por obras sobre seu país e seu último livro foi EL ILUMINADO, sobre o herói nicaraguense AUGUSTO C. SANDINO que, no século passado, enfrentou uma intervenção norte-americana e foi assassinado em 1934.

NOMEADO o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), pelos 148 países-mebros, PASCAL LAMY, para um mandato de quatro anos. Ex-comissário de comércio da UNIÃO EUROPÉIA, com reputação de linha dura do protecionismo, ele será o quinto diretor-geral da organização e substituirá o tailandês SUPACHAI PANITCHPAKDI a partir de 1 º de setembro. Em GENEBRA.

ALTERADO o nome da capital administrativa da ÁFRICA DO SUL de PRETÓRIA para TSHWANE. O nome original homenageava o holandês ANDRIES PRETORIUS, um dos primeiros brancos a se estabelecer no país, onde a população nativa seria dominada durante séculos, até o fim do regime de hegemonia, em 1994. O novo relembra um líder tribal da era pré-colonial, mas também significa “somos todos iguais” num dos idiomas do país. Houve protestos, vãos, de moradores brancos. Na ÁFRICA DO SUL.
 
2 006   :   -   SEXTA-FEIRA
A ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO – APMBB – realiza todos os anos a Solenidade de Entrega de Espadins aos novos alunos, integrantes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais. A solenidade é realizada três meses após o início das aulas e foi instituída pela Polícia Militar (então FORÇA PÚBLICA) em 16 de dezembro de 1936. Nesta data realiza-se mais uma solenidade de Entrega de Espadins, símbolo da honra e do sacrifício em prol da causa pública, e o cadete deve sempre tê-lo sob sua guarda fazendo parte de seu uniforme, conforme a tradição.  A arma entregue na cerimônia é uma miniatura da espada do BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR, fundador da Polícia Militar. Após os quatro anos do curso, o futuro oficial devolve seu espadim, símbolo do aluno-oficial, recebendo em seguida a tão almejada espada, símbolo do oficial. Recebem hoje o espadim 178 alunos oriundos de SÃO PAULO, 15 moças também de SÃO PAULO, oito rapazes de RONDÔNIA, duas moças de RONDÔNIA e cinco rapazes do MATO GROSSO DO SUL. Estou impossibilitado de comparecer na APMBB, pois temos hoje um compromisso em OSASCO, no 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO. O Cmt desse Batalhão está aguardando o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e os coronéis MENDES e VENTURA, defronte a Sociedade, por volta das 7:30 horas, conforme mensagem transmitida ontem via internet. Acontece que o trânsito está muito ruim. Viajo de pé e com dores de estômago. Resultado: não começa bem a sexta-feira. Somente às 8 horas é que chego na PRAÇA DA SÉ. Todos eles estão preocupados com a minha demora. Rumando para o quartel, o motorista do TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO erra o caminho e causa outro transtorno por causa da perda de tempo. Vamos chegar no 2º BPE depois das 9 horas. É-nos servido um café e ali, no refeitório, encontramos os TENENTES-CORONÉIS RÉGIS AIRTON LERMEN e CÉSAR AUGUSTO GARRITANO FERREIRA, do Comando da 1ª REGIÃO MILITAR, que se deslocaram do RIO DE JANEIRO para vir receber a Medalha MMDC nesta manhã. Também está presente o doutor ALBERTO JABUR, da Secretaria da Fazenda do Estado de SÃO PAULO.
A tropa formada presta as honras militares ao Cmt FALCÃO. O locutor anuncia a presença das pessoas presentes. Diz a finalidade da formatura: entrega do braçal POLÍCIA DO EXÉRCITO ao ASPIRANTE MÉDICO VINÍCIUS MACHADO JORGE, entrega da Medalha MMDC e da Medalha de MISSÃO DE PAZ DO BATALHÃO SUEZ e Medalha INTERNACIONAL DOS VETERANOS DAS NAÇÕES UNIDAS E ESTADOS AMERICANOS.
O ASPIRANTE MACHADO JORGE recebe o braçal e faz o seu compromisso.
Recebem a Medalha MMDC: TENENTE-CORONEL RÉGIS AIRTON LERMEN, TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR, TENENTE-CORONEL CÉSAR AUGUSTO GARRITANO FERREIRA, CAPITÃO CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA SOBRINHO, 1º TENENTE SAMUEL JOSÉ MARQUES, SUBTENENTE NOVAES COSTA, SUBTENENTE JOSÉ GARCIA DA SILVA NETO, SUBTENENTE FERNANDO LUIZ DA SILVA FERNANDES, 1º SARGENTO NILTON RODRIGUES JOSÉ e 3 º SARGENTO RAIMUNDO LUCAS DA SILVA.
GINO, MENDES e VENTURA recebem a MEDALHA INTERNACIONAL DOS VETERANOS DAS NAÇÕES UNIDAS E ESTADOS AMERICANOS PRÊMIO NOBEL DA PAZ 1988.
Diz o ofício n º 173, assinado por ISRAEL DE OLIVEIRA COSTA WANGLER.
Ilustríssimo Senhor Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo MARIO FONSECA VENTURA, Secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
SÃO PAULO, SP
MEDALHA INTERNACIONAL DOS VETERANOS DA OBV-NU/EA

A Medalha Internacional dos Veteranos das Nações Unidas e Estados Americanos faz parte do Sistema de Medalhas e Comendas da OBV-NU/EA, letra “a” alínea 1 do artigo 48 do seu estatuto e registrada no Código de Medalha sob o nº 343/MIVNUEA (Fl. 11 do Adt DCEM 7A, ao Bol. DGP n º 024 de 15/06/05 do Almanaque do Exército.
A referida Medalha tem por finalidade homenagear o cidadão civil ou militar, que por suas virtudes patrióticas, morais e méritos profissionais, venha a tornar-se digno de difundir, representar e manter o culto aos nobres atributos irradiados pelos militares das missões de paz, no exterior.
Ao Ilustríssimo Senhor Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo MARIO FONSECA VENTURA
Secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
É outorgada a citada Medalha, em reconhecimento aos atos e procedimentos que vem prestando a causa da Paz, as Forças Armadas, a OBV-NU/EA e ao BRASIL.

RIO DE JANEIRO, RJ, 26 DE MAIO DE 2006

O TENENTE-CORONEL FALCÃO faz uso da palavra falando sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.
Ao som da CANÇÃO DA INFANTARIA a tropa rompe a marcha e desfila em continência ao Comandante do Batalhão ao som da CANÇÃO DOS EXPEDICIONÁRIOS.
Vamos todos ao refeitório onde é servido um coquetel. Pudemos reatar amizade com vários oficiais do Exército, com especial destaque para com os agraciados com a Medalha MMDC.
São momentos de suma importância para nós, pois estamos trazendo novos amigos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e expandindo a nossa crença no Movimento Constitucionalista de 32.
O Cmt FALCÃO cede um carro para nos levar até o MMDC.
Vamos almoçar na AORRPM. Ali cruzamos com vários oficiais. Depois, na Sociedade, desenvolvemos uma atividade intensa. Recebemos vários telefonemas de pessoas que querem saber de detalhes sobre a CAMINHADA NOVE DE JULHO, que terá início na segunda-feira. AMÉRICO e RONALDO, do MMDS, visita-nos. De LORENA, vêm dois capitães trazendo os currrículos do GENERAL DE DIVISÃO LUIZ ALBERTO MARTINS BRINGEL e CORONEL EDUARDO JOSÉ DA SILVA NETO que também irão receber a Medalha MMDC em solenidade que irá acontecer no dia 1º de junho em LORENA. Já elaboramos o ofício nº 154/2006, solicitando a confecção dos diplomas por parte da 5ª EM/PM. Nesse ofício também está incluso o nome do 2º SARGENTO SANDRO DE OLIVEIRA CAMARGO, que, por um lapso do 5º BIL, não constou da relação anterior. O CAPITÃO FERRER trouxe para a Sociedade uma quantidade razoável de material de escritório. Para nós é um orgulho verificar que a nossa Sociedade está melhorando muito. Hoje também inauguramos a nova rede de computadores que foi criada ontem pelo PEDRO.
Embora mal de saúde, retorno a GUARULHOS. Uma dor de estômago me perturba muito. Não tenho nem ânimo de trabalhar no computador.

Duas semanas depois do início dos ataques do PCC, o secretário estadual da ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA, NAGASHI FURUKAWA, pediu demissão hoje com pesadas críticas ao secretário de Segurança Pública, SAULO CASTRO DE ABREU FILHO. Ele acusa a polícia de omissão nas investigações sobre o crime organizado e de ignorância sobre a filha do principal líder do PCC, MARCOS CAMACHO, o MARCOLA. Também diz que, numa reunião com 20 representantes da cúpula da Segurança, na madrugada do dia 13, todos, menos ele, votaram a favor de um acordo com o crime organizado. FURUKAWA garante que conseguiu reverter os votos e que o acordo não foi feito. Alega ainda que, em mais de cinco anos de governo ALCKMIN, só teve chance de conversar com SAULO cerca de 20 vezes, porque o secretário de Segurança teria delegado a tarefa a seu adjunto. A decisão de deixar o governo foi comunicada por FURUKAWA ao governador CLÁUDIO LEMBO na segunda-feira, embora só hoje tenha deixado o cargo. Em nota, a Secretaria da Segurança informou que as declarações de FURUKAWA são opiniões pessoais. A vaga será assumida interinamente pelo coordenador de presídios do VALE DO PARAÍBA, LUIZ CARLOS CATIRSE,que hoje se atrapalhou ao responder a perguntas dos repórteres, a ponto de LEMBO falar por ele e encerrar a entrevista dizendo: “Ele só vai ficar o tempo necessário”.  

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA assinou decreto nomeando CARMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA como ministra do Supremo Tribunal Federal, na vaga do ex-ministro NELSON JOBIM, aposentado em março. Ela será a segunda mulher a integrar o STF – a primeira foi a atual presidente da corte, ELLEN GRACIE NORTHFLEET. A ex-procuradora do Estado de MINAS toma posse em junho.

O Superior Tribunal de Justiça deu decisão favorável à transferência de SUZANE VON RICHTHOFEN do Centro de Ressocialização de RIO CLARO para prisão domiciliar. Ela é acusada de planejar e executar o assassinato dos pais, junto com os irmãos DANIEL e CHRISTIAN CRAVINHOS, em 2002. Com essa decisão, fica reduzida a possibilidade de a ex-estudante ir a júri no dia 5, com os irmãos CRAVINHOS, pois a Justiça deve dar prioridade ao julgamento de quem está em reclusão.

O banqueiro EDEMAR CID FERREIRA, ex-dono do BANCO SANTOS, foi preso hoje pela Polícia Federal em sua mansão, no MORUMBI, em SÃO PAULO. A ordem de prisão foi dada pelo juiz FAUSTO MARTIN DE SANCTIS, da 6 ª Vara Criminal; uma das alegações da Justiça é de que, em liberdade, ele atrapalhava o processo a que responde por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. O banco sofreu intervenção do BANCO CENTRAL e teve falência fraudulenta.

Acusado de obter depoimento secreto de policiais e entregá-lo ao PCC, o advogado SÉRGIO WESLEI DA CUNHA foi preso por desacato, hoje, em sessão da CPI DO TRÁFICO DE ARMAS. CUNHA evitava responder a perguntas e irritou o deputado ARNALDO FARIA DE SÁ, que o provocou: “O senhor aprendeu rápido com a malandragem”. O advogado retrucou: “A gente aprende rápido aqui”. A Secretaria da Segurança informou que entregou ao Ministério Público laudos cadavéricos das mortes ocorridas no combate ao PCC. Os boletins de ocorrência sobre os casos serão entregues amanhã ao procurador-geral de Justiça. 

A crise na aliança entre PSDB e PFL para a disputa presidencial, exposta após a divulgação das pesquisas eleitorais na quarta-feira, chegou ao candidato GERALDO ALCKMIN e a seu vice, o senador JOSÉ JORGE, que divergiram publicamente hoje sobre a política de alianças que devem adotar para enfrentar o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A origem da discórdia foi uma declaração do prefeito do RIO, CÉSAR MAIA, com críticas à estratégia do PSDB de tentar alianças com partidos como o PPS. ALCKMIN discordou, mas, evitando polêmicas, disse que o estresse da campanha logo passa e que sua candidatura, como o mandacaru, crescerá na adversidade.

Em visita ao presidente LULA, o presidente da FRANÇA, JACQUES CHIRAC, mostrou-se entusiasmado com apresentação da esquadrilha da fumaça, hoje em BRASÍLIA. A fumaça dos aviões formou no ar as palavras “FRANÇA” e “BRASIL” e desenhou um coração. CHIRAC foi recebido no PALÁCIO DA ALVORADA, reformado recentemente e que, pela primeira vez após a reinauguração, foi usado.

Em sua primeira apresentação oficial com o tema “ISTO AQUI O QUE É?”, de ARY BARROSO, a ginasta brasileira DAIANE DOS SANTOS conquistou hoje a medalha de ouro no solo na etapa da RÚSSIA da COPA DO MUNDO de ginástica. Já no novo sistema de pontuação, em que as notas máximas passam de dez, DAIANE recebeu 15,300. Em segundo lugar, também pelo BRASIL, ficou LAÍS SOUZA ao som de “AQUARELA DO BRASIL”, outra composição de ARY BARROSO. LAÍS conseguiu a nota 15,00. A medalha de bronze foi para a americana NATASHA KELLEY, com 14,800. Também hoje, LAÍS SOUZA garantiu o terceiro lugar na prova do salto.

O violonista DINO SETE CORDAS morreu nesta sexta-feira, vítima de pneumonia. Ele tinha 88 anos e estava internado no Hospital do ANDARAÍ, no RIO. DINO SETE CORDAS era o apelido de HORONDINO JOSÉ DA SILVA, que surgiu em 1954, quando ele mandou fazer seu primeiro violão de sete cordas, tornando-se um dos pioneiros do gênero no País. Na década de 1960, foi convidado por JACOB DO BANDOLIM para o ÉPOCA DE OURO, grupo de choro que existe até hoje. Tocou com CARMEN MIRANDA, ORLANDO SILVA, ELIS REGINA, CLARA NUNES, NOEL ROSA e PIXINGUINHA.

Nada comparado ao carisma de JOÃO PAULO II, que em suas oito viagens à POLÔNIA reuniu milhões de compatriotas nos parques e igrejas das principais cidades. Mas, para quem esperava que o PAPA BENTO XVI fosse recebido com frieza, ele levou cerca de 270 mil fiéis a uma missa campal em VARSÓVIA e outros 200 mil em CZESTOCHOWA, onde foi rezar, hoje, no santuário da MADONA NEGRA, a RAINHA DA POLÔNIA. Sempre com o cuidado de falar em polonês ou em italiano, supostamente para não reavivar a ocupação nazista na 2 ª Guerra Mundial, o PAPA lembrou o papel de seu antecessor na luta contra o comunismo do bloco soviético.   

A pequena e tranqüila cidade de WEGGIS, na SUÍÇA, onde a seleção brasileira está treinando, viveu hoje provavelmente o dia mais agitado de sua história. Houve invasões de campo, agressões, prisões e furtos, entupindo de serviço os policiais locais, que normalmente só abrem a delegacia duas vezes por semana. Mas a seleção deve continuar lá. 

O fundador e ex-presidente da ENRON, KENNETH LAY, de 64 anos, e o ex-executivo-chefe, JEFFREY SKILLING, de 52 anos, foram condenados hoje, nos EUA, por 26 crimes cometidos no episódio que levou à falência da gigante do setor de energia, em 2001. Eles poderão passar o resto da vida na cadeia. Motivada por operações destinadas a enriquecer os controladores, a falência tirou 60 bilhões de dólares da empresa e extinguiu 5,6 mil empregos.

APROVADA pelo Senado dos EUA a reforma da lei de imigração. O projeto aprovado reforça a segurança na fronteira com o MÉXICO, mas possibilita que os cerca de doze milhões de imigrantes ilegais se tornem cidadãos americanos. A cidadania será dada para pessoas que moram há mais de cinco anos no país e estejam empregadas. Elas terão de pagar multa e impostos atrasados. Em WASHINGTON.

“Já estamos no vigésimo quinto ano da pandemia da AIDS. Não temos vacina, não temos cura. Mas pelo menos, a partir de hoje, sabemos de onde ela veio. É um tormento a menos na cabeça”. A declaração, feita nesta sexta-feira, é da cientista americana BEATRICE HAHN, da Universidade do ALABAMA. E o tormento que sai da cabeça, ao qual ela se refere, é uma das maiores conquistas da ciência: foi confirmado que o vírus HIV que infecta seres humanos veio dos chimpanzés selvagens naturais de CAMARÕES.

Nesta sexta-feira nasceu o filho da cantora GWEN STEFANI, vocalista da banda NO DOUBT e do líder da banda INSTITUTE, GAVIN ROSSDALE. Chama-se KINGSTON JAMES McGREGOR ROSSDALE.

2 007     :       -    SÁBADO
Ele nasceu MARION ROBERT MORRISON, mas os pais trocaram seu nome para MARION MICHEL MORRISON. Haveria uma segunda mudança, pois o jovem de quase dois metros de altura, campeão de futebol, detestava o nome feminino e adotou o de JOHN WAYNE, com o qual se tornou um dos maiores mitos do cinema.
Completam-se hoje CEM ANOS de seu nascimento em WINTERSET, IOWA, cidade que abriga um museu em sua homenagem.
JOHN WAYNE, também chamado de DUKE, virou um dos maiores astros de HOLLYWOOD nos anos 1940 e assim, permaneceu até uma morte em 11 de junho de 1979, aos 72 anos. Sua imponente massa física, somada ao rosto marcado por rugosidades, como se fosse talhado na pedra, esculpiram a matriz do homem que grandes diretores souberam aproveitar para criar obras-primas do cinema. 
Sua parceria mais famosa foi com JOHN FORD, mas ele também se associou a HOWARD HAWKS, HENRY HATHAWAY, EDWARD LUDWIG e OTTO PREMINGER em filmes básicos no imaginário de todo cenéfilo que se preze. A relação com FORD era complicada, pois o grande diretor exigia uma submissão do seu grande homem que o DUKE nem sempre estava disposto a conceder. Conta a lenda que FORD já estava de olho em WAYNE, mas quando ele fez A GRANDE JORNADA, com RAOUL WALSH, no começo dos anos 1930, o mestre resolveu puni-lo. Passou-se quase uma década inteira até que FORD fizesse de JOHN WAYNE o imortal RINGO KID de “NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS”. Republicano, muitas vezes reacionário, JOHN WAYNE co-assinou com o diretor RAY KELLOGG, “OS BOINAS VERDES”, para manifestar seu apoio à Guerra do Vietnã.
JOHN WAYNE fez belíssimos filmes – NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, RIO BRAVO, RIO VERMELHO, O RASTRO DA BRUXA VERMELHA, DEPOIS DO VENDAVAL, RASTROS DE ÓDIO, ONDE COMEÇA O INFERNO, O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA, FÚRIA NO ALASCA, A PRIMEIRA VITÓRIA, ELDORADO. No começo dos anos 1970, ganhou o OSCAR por seu papel como o xerife bêbado e balofo de “BRAVURA INDÔMITA”, de HENRY HATHAWAY. Enfrentou o câncer com coragem e projetou o próprio drama na tela, na figura do velho enfermo de “O ÚLTIMO PISTOLEIRO”, de DON SIEGEL. A mais bela manifestação de amor que o cinema poderia lhe fazer prestou-a MARK RYDELL em “OS COWBOYS”. WAYNE morre enquanto conduz um bando de garotos numa travessia de gado no Velho Oeste. Quando eles voltam em busca do lugar em que foi enterrado, encontram só a pradaria esverdeada de grama.
A PARAMOUNT HOME VIDEO, do BRASIL, comemora o centenário de JOHN WAYNE lançando um pacote com quatro DVDs no dia 15 de junho. O título nobre é “HONDO”, de JOHN FARROW, com o título de “CAMINHOS ÁSPEROS”.

2 007    :     -     SÁBADO
Com os nossos compromissos no RIO DE JANEIRO e em SOROCABA, o atraso com meus arquivos, anotações e transcrição dos fatos principais em minhas memórias, tudo ficou acumulado para este final de semana. Este sábado não será suficiente para colocar em dia toda a papelada.
Temos a grata satisfação de ver o PAULO CÉSAR abrir o seu “CYBER CAFÉ”. Ele é ajudado pela KÁTYA. O movimento é bom nesta noite. LUCINDA, dona SORAYA, Sr NELSON e outros familiares comparecem para prestigiar essa inauguração demorada e sofrida.

O grid para o GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO, com FERNANDO ALONSO na pole e seu companheiro LEWIS HAMILTON em segundo, só confirmou o favoritismo da McLAREN para a corrida mais charmosa do calendário da Fórmula 1.
Foi a primeira pole position da temporada para a escuderia inglesa. Por ter uma distância entre eixo menor do que a FERRARI, seu carro é mais ágil no travado circuito de rua do principado. O ferrarista FELIPE MASSA ficou em terceiro e vai torcer para algum problema dos carros prateados para chegar numa posição melhor que a do treino de classificação. Em 4º lugar largará GIANCARLO FISICHELLA. RUBENS BARRICHELLO apenas ficou com a nona posição.

Torcedores, dirigentes e jogadores corintianos falaram certa vez que o MORUMBI era o salão de festas do clube alvinegro – que já levantou troféu no estádio são-paulino em quinze ocasiões. Hoje, ao completar 500 jogos no MORUMBI (o gramado do PACAEMBU segue em mau estado), o CORINTHIANS não deu razões para os mais de 20 mil torcedores comemorarem. Perdeu os primeiros pontos no CAMPEONATO BRASILEIRO ao ficar no empate sem gols contra o ATLÉTICO MG. Ainda lidera a competição, com 7 pontos, mas pelo o que demonstrou em campo, merecia ter 9. O time mineiro está com 4, na oitava posição.

Terminou em tragédia uma apresentação do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Militar de MATO GROSSO, hoje pela manhã, em RONDONÓPOLIS. Uma criança morreu e 11 pessoas ficaram feridas. Duas das sete armas usadas em uma simulação de resgate tinham munição de verdade, em vez de balas de festim. O estudante LUÍS
HENRIQUE DIAS BULHÕES, de 12 anos, morreu ao ser atingido na cabeça por dois tiros de pistola. Ele foi levado para o hospital, mas não resistiu. A professora PURCINA ADRIANO FERREIRA, de 33 anos, está internada com uma bala alojada no olho. Sete das vítimas têm menos de 13 anos. Um soldado também ficou ferido, com um tiro de raspão na cabeça. A tragédia aconteceu por volta das 8 horas no JARDIM DAS FLORES, periferia da cidade, durante o Mutirão da Cidadania. 

ISRAEL disparou hoje mais onze mísseis contra alvo do HAMAS na FAIXA DE GAZA, matando cinco membros do grupo fundamentalista islâmico palestino e ferindo outros 30. Após o ataque, o HAMAS descartou a possibilidade de um cessar-fogo. Um ministro palestino também foi preso por tropas israelenses na CISJORDÂNIA. A violência entre israelenses e palestinos já dura dez dias.  

2 008     :       -     SEGUNDA-FEIRA
Vou para o centro da cidade de São Paulo trajado para mais uma reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Acontece que não acontecerá essa reunião. Somente fico sabendo após um contato com o celular do GIANNOCCARO. Converso, por telefone, com o GINO e com o CORONEL PM MENDES. Nem um dos dois virá hoje à Sociedade, empenhados em outros assuntos. Por incrível que pareça, até atraso para o meu almoço com os oficiais do MMDS: três casos de Pensão Especial vão tomar o meu tempo. O pior é que todos esses casos são complicados. Num deles, a filha solteira de um ex-combatente quer receber a pensão, mas não tem documento algum comprovando a sua participação da revolução. Sabedora que não temos condições de fazer pesquisa, por falta de funcionário, propõe vasculhar os jornais de 1932 na ânsia de encontrar o nome de seu pai.
No almoço com VICTÓRIO e DAMIAN, fico sabendo que RONALDO está fazendo a segurança de uma gráfica na Rua LUÍS GAMA. COLOMBO encerrou a viagem que fez com uma equipe da UNIFESP, mas não tem tempo de elaborar o relatório.
No MMDC, recebo um telefonema do CORONEL PM RICARDO JACOB. Diz ele que o 76º Aniversário do Movimento Constitucionalista será comemorado na Assembléia Legislativa no dia 7 de julho, às 10 horas. Pergunto a ele se poderá haver a entrega da Medalha da Constituição, como era feito há anos atrás. Ele fica de procurar os canais responsáveis por isso.
CORONEL MENDES anda meio perdido nessas últimas entregas de medalhas. As que foram entregues no TIRO-DE-GUERRA de GUARULHOS nem ele mesmo sabe os nomes das pessoas que receberam a nossa honraria. Isso é algo que não deveria acontecer.
Sr MÁRIO, de JUNDIAÍ, diz que está de posse de uma caixa com documentos da Revolução Constitucionalista de 1932. Quer entregá-la para a Sociedade. Não tem condições de trazer essa caixa para São Paulo. Vou tentar através dos PMs que trabalham nessa cidade.  
Nossa funcionária MARINEI sente-se perdida com as ordens e contra-ordens que são dadas na Sociedade. A questão das entregas das medalhas necessita de correção. Há muita bagunça, nesse sentido, nos dias atuais. O MENDES tem uma função importantíssima no GRANDE ORIENTE e a Sociedade fica relegada a um plano secundário.

Em casa, atendo um telefonema de um capitão do Tribunal de Justiça. Quer saber de detalhes sobre um evento que acontecerá no TJ, quando será entregue o COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARÉTH. Explico a ele que se trata de uma solenidade patrocinada pela Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Passo-lhe o telefone do CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Depois, faço uma ligação para o CORONEL PM Ref PAULO explicando-lhe o que o capitão está querendo.

Peritos contratados pela defesa de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ desqualificaram, hoje, os laudos do Instituto de Criminalística de São Paulo que foram decisivos para a Justiça decretar a prisão preventiva do casal.  Os profissionais elaboram uma nova versão sobre as circunstâncias da morte de ISABELLA, tendo como base o depoimento do pai e da madrasta da menina, além das cerca de 200 páginas de conclusões da Polícia Científica paulista, que analisou mais de 1.200 peças técnicas recolhidas durante a fase de inquérito.
O promotor público FRANCISCO CEMBRANELLÌ, que denunciou o casal NARDONI à Justiça, disse hoje à noite que foi “antiética” a maneira como foi feita a exposição do caso ISABELLA pelo médico legista GEORGE SANGUINETTI. Horas antes, durante a tarde, SANGUINETTI e sua equipe apresentaram com detalhes o parecer da avaliação que fez sobre os laudos do IML e do IC que basearam as investigações da polícia.
Segundo CEMBRANELLI, o fato de o legista ter mostrado imagens da menina ISABELLA morta chocou a todos. O promotor afirmou que o parecer do médico-legista em nada mudou o caso e que ele continua acreditando no trabalho realizado pelos “mais de 15” peritos do IML e do IC de SÃO PAULO. Ele disse ainda que o “propósito do Ministério Público continua o mesmo de levar o casal a julgamento”.

A sonda PHOENIX, da NASA, enviou hoje fotos inéditas do Pólo Norte de MARTE, após aterrissagem cercada de expectativa e tensão devido à dificuldade de pouso. A missão é a mais ambiciosa já realizada em busca de sinais de possíveis formas de vida extintas ou presentes. A PHOENIX demorou nove meses para chegar ao planeta vermelho. Primeiras imagens mostram solo pedregoso e gelado.

Morreu, aos 73 anos, o premiado ator, produtor e diretor de HOLLYWOOD, SYDNEY POLLACK, que participou de sucessos das décadas de 1970 e 1980 como NOSSO AMOR DE ONTEM, TOOTSIE e ENTRE DOIS AMORES. Esse último lhe rendeu o OSCAR de melhor diretor em 1985. Ele lutava contra um câncer há, pelo menos, dez meses, segundo familiares. O cineasta deixou mulher e duas filhas. Um de seus trabalhos mais recentes, no qual atuou como ator e produtor, foi o longa CONDUTA DE RISCO, lançado este ano pela WARNER BROTHERS. O filme recebeu sete indicações ao OSCAR, incluindo melhor filme e melhor ator para GEORGE CLOONEY.
SIDNEY POLLACK não foi o que se costuma dizer de um “autor”, isto é, um daqueles diretores que se notabilizam pela originalidade do estilo, pela assinatura própria e singular.
Mas foi reconhecidamente um grande artesão, aquele tipo de profissional de HOLLYWOOD que conhecia como poucos as regras da boa narrativa e sabia aplicá-la aos filmes que fazia.
Nessa linha de trabalho correto, assinou cerca de 40 longas metragens e teve, pelo menos, um momento de grandeza com aquele que pode ser considerado seu melhor filme – A NOITE DOS DESESPERADOS, de 1970. Uma direção forte para um tema duro: os casais que dançam até a exaustão para ganhar um prêmio em dinheiro durante a depressão econômica. Foi também um dos grandes papéis da vida de JANE FONDA, sua atriz para esse filme magnífico.
De certa forma, POLLACK participou como protagonista desse momento especial do cinema norte-americano, que vai dos anos 1960 até o final dos anos 1970. Naquela época, ainda era possível produzir e rodar filmes como A NOITE DOS DESESPERADOS, com tema adulto, linguagem cinematográfica sem concessões, sem happy end, e tudo isso sem colocar os estúdios em pânico. Por um simples e bom motivo: havia um público para eles. Pouco depois vieram GEORGE LUCAS e STEVEN SPIELBERG, o cinema tornou-se uma diversão adolescente.
Apesar de A NOITE DOS DESESPERADOS ser seu melhor trabalho, não foi com ele que POLLACK conseguiu seu OSCAR. Ele veio com ENTRE DOIS AMORES, em 1985, estrelado por seu grande amigo, ROBERT REDFORD. Aliás, ganhou dois OSCARS com essa produção – o de melhor filme e o de direção.
POLLACK mostrou que também tinha veia para a comédia com o impagável TOOTSIE (1982), com DUSTIN HOFFMAN e JESSICA LANGE nos papéis principais. Seus trabalhos posteriores são corretos, porém sem grande brilho, como HAVANA (1990), A FIRMA (1993), SABRINA (1995) e DESTINOS CRUZADOS (1999).
No entanto, sempre se deixam ver com prazer, pois são frutos de um grande trunfo de POLLACK – sendo um grande diretor de atores, extraía o melhor de seu elenco. E, como artesão, dominava toda a técnica do cinema narrativo clássico. Seus filmes sempre tinham o ar de produto bem acabado, sem arestas. Era essa a sua virtude e também o seu limite artístico.
POLLACK, que tão bem dirigia atores, era ator ele próprio. Trabalhou, em geral, em pequenos papéis em filmes de amigos, como STANLEY KUBRICK (Em DE OLHOS BEM FECHADOS, 1999) e WOODY ALLEN (MARIDOS E ESPOSAS, 1992). Às vezes escalava-se como ator nos próprios filmes que ele mesmo dirigia,como em TOOTSIE, no qual interpreta o papel de agente de DUSTIN HOFFMAN. Foi também um produtor muito ativo na indústria cinematográfica de HOLLYWOOD.

A Corte Suprema da ETIÓPIA sentenciou hoje o ex-ditador etíope MENGISTU HAILÉ MARIAM (1974-1991) à morte. De acordo com o promotor YOSEPH KIROS, outros 18 partidários do ex-ditador também foram condenados. “Penso que o veredicto é apropriado porque essas pessoas cometeram crimes graves contra a humanidade”, afirmou KIROS.
MENGISTU – exilado no ZIMBÁBUE desde sua queda, em 1991 – havia sido sentenciado à prisão perpétua em janeiro de 2007 por genocídio, mas a promotoria entrou com recurso para que a sentença fosse mais dura, alegando que a decisão prévia foi “indevidamente misericordiosa”.
No entanto, analistas acreditam que dificilmente o ex-ditador será executado, pois o presidente do ZIMBÁBUE, ROBERT MUGABE, nunca se mostrou disposto a extraditá-lo.

A morte do líder máximo das FARC, PEDRO ANTÔNIO MARÍN – conhecido como MANUEL MARULANDA, o “TIROFIJO” (TIRO CERTEIRO) – aumentou as expectativas de parentes de reféns da guerrilha e governos estrangeiros de que em breve se possa chegar a um acordo humanitário. Para o vice-ministro de Defesa equatoriano, MIGUEL CARVAJAL, a mudança na liderança da guerrilha pode solucionar o conflito colombiano.
Com formação em antropologia, o novo líder das FARC tem 52 anos e é de BOGOTÁ. Ele participou das negociações com o governo nos anos 1990 e é visto como mais afeito aos embates políticos do que às estratégias militares. 

2 009    :      -     TERÇA-FEIRA
Na hemeroteca, nesta manhã, arquivo os últimos livros de agosto de 2007. Se não fosse a criação dessa hemeroteca, graças ao que me coube na herança deixada pela minha mãe, não sei como poderia continuar com os meus arquivos, a não ser que tudo passasse a ser digitalizado, somente. Mas ainda continuo imprimindo minhas memórias e essas estão para encerrar o seu 59º ano, em 9 de julho de 2009. Possivelmente, a 10 de julho, estarei iniciando o 60º ano, a não ser que algo me aconteça. A idade vai avançando e as dificuldades físicas vão, graciosamente, aparecendo.
Por volta das 13 horas, chego na Sociedade e encontro o CORONEL MENDES tratando de nossa viagem a ITAPEVA, amanhã, quando será instalado o núcleo naquela região. A solenidade está marcada para 14 horas. O TENENTE PM LEVY ACOSTA prontificou-se a nos levar de carro até essa cidade que não conheço.
O CORONEL PM NOGUEIRA passa pelo MMDC e diz que amanhã chegarão: um micro-ondas, um DVD e uma impressora que a COOPMIL doou para a Sociedade. É uma notícia alvissareira.
Almoço com OLIVEIRA. Dá notícias do LUZ, atualmente morando em SERGIPE. Está eufórico, aguardando a chegada do terceiro filho para o mês que vem.
Na tarde, por volta das 16 horas, recebo um telefonema do TENENTE PM LEVY ACOSTA. Está acertando com a sua Comandante a liberação da viatura que nos levará até ITAPEVA. Diz ele que deveremos sair daqui por volta das 9 horas. Serão quatro horas de viagem.
Essa instalação do “NÚCLEO SUDOESTE PAULISTA” da Sociedade Veteranos de 32-MMDC é mais uma grande conquista nossa. Lembro das primeiras tratativas entre o TENENTE MACIEL e eu:

ITAPEVA – NÚCLEO DO MMDC
PREZADO MACIEL
Acabo de encaminhar sua mensagem ao presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CAPITÃO reformado do EB, GINO STRUFFALDI e ao vice-presidente, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES.
Qual seria a data da Assembléia Geral para a aclamação dos dirigentes do núcleo e a aprovação dos Estatutos?
Assim que for possível encaminharei um modelo de Estatuto para adaptação do de vocês.
Fico grato com a notícia e desde já vocês poderão trabalhar no sentido da divulgação do novo núcleo, principalmente nos jornais das cidades que integram o mesmo. O importante é mesmo divulgar o feito e os motivos que levaram vocês a montar o núcleo.
Dentro da experiência dos 13 anos que me dedico a Epopéia de 32 acho que o "segredo" é transmitir o Ideal de Direito de nossos heróis para os mais jovens. Portanto, as escolas deverão conhecer o núcleo e participar das solenidades.
A Assembléia Geral da criação do núcleo precisa ser divulgada para a Imprensa falada e escrita antes, durante e depois de realizada, com a participação das forças vivas das cidades: civis, militares e eclesiásticas. Os Prefeitos, os vereadores, o poder Judiciário, Presidentes de Associações, enfim, o núcleo deve ser criado com idéia de sucesso.
Meus parabéns para vocês e conte comigo.
Caso precisem da nossa presença, em reunião preparatória para a Assembléia, estamos a disposição. O único problema seria a locomoção nossa. Alguém precisaria vir nos buscar.
2009/2/27 Mario Ventura
PREZADOS (GINO e MENDES)
Praticamente temos o núcleo de ITAPEVA formado. Isso é muito bom porque aquela região foi uma das mais atingidas pelos choques havidos entre os constitucionalistas e os "legalistas" do Getúlio.
Seria interessante estarmos presentes na assembléia geral da criação do núcleo, ainda a ser marcada.
From: Maciel
Date: 2009/2/27
Subject: BOA TARDE
To: celmario/MMDC

BOA TARDE,

CORONEL ESTOU LHE ENVIANDO NOMES DE PESSOAS INTERESSADAS EM NOS AJUDAR A FUNDAR UM NUCLEO DO MMDC NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA, SÃO VARIAS PESSOAS ENTRE MILITARES, CIVIS, RELIGIOSOS E POLITICOS.
LHES FALEI DA IDEIA POR TER NESTA REGIÃO HAVIDO VARIOS COMBATES A VONTADE DE FUNDAR UM NUCLEO DO MMDC, FOI DOIS MESES LIGANDO PARA CÁ E PARA LÉ E SEMPRE ONDE EU LIGUEI E FALEI DA IDEIA FUI BEM ATENDIDO E AS PESSOAS SE DISPUSERAM A PARTICIPAR;
ESTOU LHE ENVIANDO OS NOMES SO GOSTARIA QUE VOCÊS NOS AJUDASSEM A MONTAR O ESTATUTO COMO FAZEMOS??? TERIA COMO VOCÊS NOS MANDAREM ALGO PARA ADAPTARMOS OU ATÉ MESMO COPIARMOS....
DESDE JÁ OBRIGADO E FICAMOS NO AGUARDO DE UMA RESPOSTAS DE VOCÊS.
A CAP FEM PM ADRIANA DUCH CMT DA 3ªCIA PM DE ITAPEVA SERÁ A PRESIDENTE A GRANDE MAIORIA DOS MEMBROS VAI ACLAMA-LA NA NOSSA PRIMEIRA REUNIÃO, AFINAL ELA É FILHA DESTA TERRA NADA MAIS QUE JUSTO PARA A REGIÃO;
EU SEREI O CONSELHEIRO FISCAL;
FICAMOS NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA DE VOCÊS;

                          TEN PM MACIEL
CH DA AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA DO 54ºBPM/I-
                             ITAPEVA/SP 

Exatamente três meses depois dessas mensagens surge o mais novo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC numa região extremamente importante, pois ali aconteceram combates violentos entre os revolucionários e a tropa ditatorial comandada pelo GENERAL WALDOMIRO DE LIMA.

Com 18 tumores abdominais, o vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, tentará um tratamento experimental contra o câncer nos ESTADOS UNIDOS. Ele foi hoje para HOUSTON se inscrever nos testes de medicamento do M.D.ANDERSON, um dos  maiores centros de tratamento e pesquisa da doença.

Supervisor das equipes de basquete do clube PALMEIRAS, JOÃO FRANCISCO FAPPI, de 47 anos, foi morto durante um assalto na LIBERDADE, ontem à noite. Os criminosos fugiram levando o carro da vítima, um TOYOTA COROLLA AZUL. FAPPI era ex-jogador do time de basquete palmeirense, morreu após ser levado ao Hospital do Servidor Público Municipal. A polícia está à procura dos assassinos que ainda não foram identificados.

O assaltante BRUNO SALES RIBEIRO, de 19 anos, morreu trocando tiros com a PM após manter duas mulheres e duas crianças reféns, junto com seis comparsas, em uma casa em SÃO MATEUS, zona leste da capital, hoje pela manhã. Quatro ladrões foram presos: três deles escondidos no porta-malas de um carro em uma casa vizinha.

O show “ELAS CANTAM ROBERTO”, nesta noite no TEATRO MUNICIPAL, reservou algumas surpresas. O REI guardou para o final da apresentação pelo menos uma de suas canções mais emblemáticas, “EMOÇÕES”.
Coube a IVETE SANGALO, com uma barriguinha de futura mamãe, chamar o homenageado ao palco. Antes, cantou “OS SEUS BOTOES” e “OLHA”. ROBERTO CARLOS quase não conseguia segurar suas emoções: “Dramas, romance, comédia, paixão. Um entra e sai de ilusões durante 50 anos. Tudo isso sem saber se era para rir ou chorar”, disse ele no encerramento do show, às 23:34 horas.
O espetáculo, com 20 cantoras interpretando os sucessos de ROBERTO, começou com 34 minutos de atraso em relação ao horário previsto: 21 horas. A abertura coube a HEBE CAMARGO, toda vestida de branco e interpretando “VOCÊ NÃO SABE”.
As divas iam se sucedendo. LUIZA POSSI entrou cantando “CANZONE PER TE”, cuja segunda parte foi completada pela mãe, ZIZI. Depois, LUIZA deixou o palco e ZIZI emendou com a música “PROPOSTA”. PAULA TOLLER cantou “AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS”; MARÍLIA PERA, “120...130...150 KM POR HORA”, e ROSEMARY soltou a voz em “NOSSA CANÇÃO”.    

Após quatro meses de internação, morre hoje, aos 86 anos, no Hospital Albert Einstein, o artista paulistano ARCANGELO IANELLI. A causa da morte, ocorrida por volta das 8:30 horas, foi a falência múltipla de órgãos, em decorrência de problemas cardiovasculares e seqüelas de um acidente vascular cerebral sofrido há anos. Seu corpo será velado na PINACOTECA DO ESTADO e será sepultado amanhã no Cemitério GETSEMANI, no MORUMBI, por volta das 11 horas.
Mestre da cor, capaz de realizar proezas com o pincel que confundem e seduzem nossos sentidos, o artista desenvolveu sólida carreira, que se manteve coerente e inovadora ao longo de seis décadas e se encerrou em grande estilo com uma bela retrospectiva em 2002, na PINACOTECA DO ESTADO. A partir de então, apenas realizou de destaque, em 2004, mostra individual no Museu de Arte Brasileira da FAAP: IANELLI – CAMINHOS DA FIGURAÇAO.
Em 2002, no dia da abertura de sua retrospectiva na PINACOTECA, IANELLI foi internado pela primeira vez. A mostra reunia seleção de 100 desenhos, pinturas e esculturas – o artista não foi à concorrida festa de abertura, nem viu o sucesso de público e crítica do evento, ganhador do prêmio de melhor retrospectiva pela Associação Paulista dos Críticos de Artes.
IANELLI nasceu em 1922, coincidentemente a data oficial do nascimento do modernismo no País, e cedo começou a trabalhar com a pintura. Inicialmente de forma lúcida e prazerosa, como uma espécie de lazer, já que tirava seu sustento da firma de representações que possuía.
 
A filha do ex-lutador MIKE TYSON, EXODUS, de 4 anos, se enforcou acidentalmente, de acordo com as investigações policiais, na esteira ergométrica da casa do ex-campeão dos pesos pesados, em PHOENIX, no Estado americano do ARIZONA.
O fato aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 25. A menina foi internada em estado grave, mas hoje não resistiu e morreu. TYSON, de 42 anos, estava em LAS VEGAS no momento do acidente. E voou para PHOENIX assim que foi informado da tragédia.

Mais de 126 pessoas morreram no Estado de BENGALA OCIDENTAL, leste da ÍNDIA, durante a passagem do ciclone AILA. Em BANGLADESH, país vizinho da ÍNDIA, o ciclone deixou pelo menos 200 mortos, segundo estimativas do governo bengali. Calcula-se ainda que o ciclone tenha provocado o deslocamento de milhares de pessoas nos dois países do sul da ÁSIA. Muitas crianças morreram afogadas por causa das ondas de até quatro metros de altura formadas pelo ciclone. ÍNDIA e BANGLADESH lançaram hoje uma ampla operação de socorro aos milhares de desabrigados. Soldados distribuíam comida, água potável e cobertores.
Calcula-se que 430 mil pessoas perderam suas casas no litoral sul de BANGLADESH e pelo menos 110 mil em povoados de BENGALA OCIDENTAL. 

2 010   :        -      QUARTA-FEIRA
Pela manhã, em minha biblioteca, leio jornais atrasados e os recorto para em seguida, no computador, lançar em minhas memórias os fatos mais importantes. Depois da festa de ontem, coroada de pleno êxito, apenas quero descanso.
Vou tarde para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não acontece o DIA DOS ANIVERSARIANTES. Sem a presença do GINO a situação fica difícil. Não há muita graça comemorar algo se o presidente está doente.
Atendo o PASSOS e o CRISTIANO. O rompimento do casamento deste último cria um clima muito ruim. As crianças sentem a falta do pai e da mãe. Estão desarvoradas. Tanto o PASSOS como eu aconselhamos o CRISTIANO a retornar ao lar. Mas ele é irredutível e não nos atende.
Converso com o CORONEL MENDES sobre o evento de ontem. Também comentamos a situação do GINO.
CAMILA elabora um agradecimento aos principais mentores da solenidade de ontem à noite na Câmara Municipal:
Agradecimento 25 de Maio
Caros,
Boa Noite!
Gostaria de agradecer pela noite tão maravilhosa e emocionante que tivemos ontem, e que sem o empenho e a dedicação de todos não teria acontecido.
Foi muito tocante ver os familiares de ex-combatentes e o sorriso de cada um deles ao receber a homenagem pelos entes tão queridos.
Cecília, tenho muito a agradecer por todo apoio e carinho que teve conosco, e todo o cuidado especial. A Sociedade ficou muito contente em contar com um espaço tão espetacular e com toda atenção dispensada por você e sua equipe. Estão de parabéns!
Giannoccaro, a Sociedade só tem a agradecer pela contribuição do folder, que só pode se tornar possível pelo seu empenho e acreditar em nosso trabalho. Só recebemos elogios por ele, e hoje a Sociedade pode contar com um excelente material que representa o digno trabalho que realizamos.
Ricardo, muito obrigada por todo o trabalho do folder, e pela divulgação maravilhosa no site, tanto na elaboração do Museu, e também na cobertura que nos dá nos eventos e nas datas comemorativas, aproximando o público da nossa história!
Aguinaldo, sua peça arrebatou o sentimento paulista!!! Foi maravilhoso o trecho que assistimos, com muita intensidade de emoção! Supreendente! Fazemos questão de apresentá-la na íntegra. Faremos o possível para que consigamos viabilizar a idéia do espaço.
Markus, muito obrigada pela coragem de ser o nosso Mestre de Cerimônia! Poucos são os que se arriscam a enfrentar desafios diante do público e nossos irmãos de 32 agradecem pelo seu esforço!
Coronel Ventura e Coronel Mendes, muito obrigada por tudo! Pela oportunidade dada e confiar no meu trabalho, por permitir que faça parte desta história que amo tanto. Desculpe-me pelas "falhas no processo", mas estaremos com mais experiência para os próximos.
Também gostaria se possível de transmitir a toda equipe da Câmara, desde seguranças, PM, Bombeiros, Cerimonial, pessoal da limpeza, todos os funcionários, pela cortesia e toda ajuda que nos deram que foi de extrema importância, e sempre muito solícitos e simpáticos.
Meus agradecimentos aos Soldados da Banda da Escola Superior, que deram vida ao nosso evento. Foram excelentes!!!
Também agradeço ao nosso porta-bandeira que foi muito cortês e desempenhou sua marcha com nítida honra!
Agradeço imensamente a todos os membros do Conselho Cívico e a toda a composição da Mesa, que nos elucidaram com belíssimos e comoventes discursos.
Este é um dos primeiros dos muitos eventos que faremos, e sonho junto com a Sociedade que eles se tornem cada vez maiores. Vamos manter vivos os ideais, o civismo, a paixão!
Sinto que conseguimos atingir nossos objetivos nesse evento, e também na Solenidade do Mausoléu. Embora não tenhamos lotado a Câmara, os que estiveram presentes vieram com muito respeito e muito felizes em estarem lá. Considero todos os presentes, muito especiais, porque se dispuseram em estar lá, a nos escutar, a se abrir para deixar entrar o sentimento de 32 em seus corações. Isso já vale a pena. Como dizemos, é um trabalho de "formiguinha"....mas acredito que nosso "pote está cada vez mais cheio de açúcar"...e cada vez, mais "formiguinhas" juntam-se a nós, e é onde nos fortalecemos, com a UNIÃO, tão prezada em nossa Sociedade, para que o trabalho dos nossos Jovens de 32 se mantenha para a eternidade.
Abraços e muito obrigada novamente!
Camila Giudice
Diretora de Comunicação
Sociedade dos Veteranos de 32 - MMDC

Recebo este e-mail do CAPITÃO PM DANIEL COSTA:
De: Cap Daniel [mailto:danielcosta@policiamilitar.sp.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 26 de maio de 2010 16:00
Para: 'coronelmendes@terra.com.br'
Assunto: Contato - 23MAI10 - Cap PM Daniel
Prioridade: Alta
Ilustríssimo Senhor Coronel PM  Antonio Carlos Mendes
Mui Digno Presidente em exercício da Sociedade Veteranos de 1932 – “MMDC”
Nobre Comandante,
Tive a honra de cumprimentar V.Sa. domingo próximo passado, 23MAI10, por ocasião do cerimonial de outorga das comendas alusivas ao evento Juventude Constitucionalista.
Conforme conversávamos na ocasião, coloco-me à disposição aqui na Corregedoria PM naquilo que estiver ao meu alcance.
Desde o DOE de 24MAI10, estamos sob o comando do novo Corregedor e para colocar em execução as idéias que V.Sa. me adiantou, quanto à criação de um núcleo, necessário será contar com a anuência do mesmo.
Sugiro aguardar essa fase de transição de comando e agendar uma visita futura.
Em contrapartida, tenho um grupo de alunos universitários da UNICSUL (Univ Cruzeiro do Sul), do curso de Direito, 5º semestre. Leciono Direito Constitucional  e Dir Humanos.
Estava pensando em fechar o semestre atribuindo um trabalho aos mesmos, o qual consistiria numa visita à Sociedade, fazendo uma conexão da História com a evolução dos Direitos Humanos e, principalmente, o Movimento Constitucionalista.
Entendo que isso além de resgatar a história, fato que infelizmente ficou esquecido pela grande maioria da atual juventude, pode também servir como instrumento para divulgar a Sociedade MMDC.
Para tanto, preciso saber se V.Sa. poderia autorizar a visita de um grupo de representantes, em número reduzido, a fim de que os mesmos possam reunir subsídios para confeccionar o trabalho.
Atenciosamente,
DANIEL COSTA JUNIOR   (cel. 7893-5743)
Cap PM - Seção de Sind Adm e Controle
Secretaria de Estado do Negócios da Segurança Pública
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Corregedoria  - Depto Técnico
fone: 2978-3069 (pabx) ;
e-mail: danielcosta@policiamilitar.sp.gov.br

Pelo muito que fez o TENENTE-CORONEL CODELO mando-lhe a seguinte mensagem:
Meu amigo Codelo,
A Solenidade de ontem na Câmara Municipal não teria a importância que teve sem a participação da Escola Superior de Soldados.
A execução do HINO NACIONAL BRASILEIRO surpreendeu a todos com a devida INTRODUÇÃO. Recebi telefonemas enaltecendo essa participação impar.
O mérito é todo seu. Meus parabéns pelo seu empenho.
Solicito dar conhecimento ao Cmt desta mensagem e agradecer a ele ao nosso pedido.
Cel Ref PM Mario Fonseca Ventura.

RICARDO DELLA ROSA manda-me a seguinte comunicação:
Boa tarde,
Já estão no ar algumas fotos da belíssima cerimônia realizada pelo MMDC na noite de ontem na Câmara Municipal de São Paulo. Parabéns ao Cel Ventura, Cel Mendes e a Camila Guidice pelo grande evento!!
Acessem http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com/
Como ressaltou o Cel Ventura em discurso proferido ontem, cabe a nós divulgarmos e mantermos vivas as nossas mais caras tradições uma vez que a mídia simplesmente não se importa e o interesse é pequeno por parte de diversas instituições que deveriam nos apoiar.
Abraços,
Ricardo Della Rosa

Esta mensagem vem através o GRUPO BARRO BRANCO:
26 de maio de 2010 | 17h 14
Gustavo Uribe, da Agência Estado
SÃO PAULO - O presidente estadual do PDT de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, anunciou nesta quarta-feira, 26, que o PDT escolheu o nome do deputado estadual Major Olímpio para assumir o posto de vice na chapa encabeçada pelo senador Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista. O parlamentar afirmou que já anunciou a decisão ao presidente estadual do PT-SP, Edinho Silva, e ressaltou que a sigla "não aceitará veto a este nome".
"Nosso acordo é que o PDT indique o vice. O vice é este", salientou. "Então, vamos indicar e se o PT ou o candidato não aceitarem, podem seguir seu caminho e nós seguiremos o nosso", reforçou. O deputado federal informou que se reuniu na manhã desta quarta, 26, em Brasília, com o presidente do PT paulista. No encontro, Paulinho anunciou o nome de Olímpio e rejeitou a proposta de Edinho de indicar para o posto o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). "Demos um xeque-mate na questão", figurou o parlamentar. "O PDT chegou à conclusão que esse é o melhor nome para o posto."
Major Olímpio é deputado estadual por São Paulo desde 2006. O parlamentar é bacharel em ciências jurídicas e sociais, jornalista, professor de educação física, técnico em defesa pessoal, instrutor de tiro e autor de livros voltados para a questão de segurança pública. As informações constam no perfil do parlamentar na Assembleia Legislativa.
Desde o início de maio, setores do PT articulam a formação de uma chapa puro-sangue para o governo paulista. O coordenador da campanha de Mercadante e prefeito de Osasco, Emídio de Souza, fez o convite a Suplicy. Eleito senador em 2006 com 8,9 milhões de votos, o petista teria cacife eleitoral para fortalecer o potencial de Mercadante nas urnas, de acordo com avaliação da direção do partido. Como moeda de troca, o PDT ficaria com as suplências das duas vagas ao Senado Federal na coligação capitaneada pelo PT. A proposta, contudo, não foi bem recebida pelo PDT.
O partido boicotou no dia 17 a reunião semanal da frente de oposição ao PSDB no Estado, que tratou da formação da chapa puro-sangue petista. O primeiro nome cogitado pelo PDT para ocupar a vaga de vice havia sido o do prefeito de Indaiatuba, o ex-deputado federal Reinaldo Nogueira, que preferiu ficar no comando da cidade paulista. Os outros dois nomes indicados pelo partido, do ex-prefeito de São José do Rio Preto Manoel Antunes e da presidente da ala feminina da sigla, Eunice Cabral, foram vetados pelo PT.
"Levamos alguns nomes para o PT e todos eles foram rejeitados", afirmou Paulinho. "Esse é o nome que indicamos e não tem como negociar com (a imposição do nome) o Suplicy", afirmou. Procurado após a reunião, Edinho minimizou a indicação de Major Olímpio para a vaga de vice. "Não há motivo para que haja tensão nesse campo partidário. Desde o início, seria natural que o PDT escolhesse o vice. O Major Olímpio é um deputado muito respeitado entre nós e tem uma relação muito estreita com a nossa bancada na Assembleia Legislativa" , afirmou.
O presidente estadual do PT reforçou ainda que o senador Suplicy foi "apenas sondado" para o posto de vice. "O Suplicy nunca pensou ser vice e o PT nunca tomou como decisão que o PT seria o vice. Em todo momento eu disse que o vice sairia da boca do PDT e seria uma indicação do PDT." Edinho, contudo, ponderou a escolha do aliado. "Ainda vamos sentar e dialogar sobre o nome." De acordo com ele, ainda que não seja vice na chapa, o senador Suplicy "vai colaborar com a campanha do PT onde estiver".

A importante vitória do SÃO PAULO por 1 a 0 sobre o PALMEIRAS nesta noite no MORUMBI, só confirmou uma verdade O “capítulo 2010” da história são-paulina é dividido em dois períodos distintos: antes e depois de FERNANDÃO. No primeiro clássico paulista com ele no ano, o time, que havia perdido os cinco duelos desta temporada contra os arquirrivais, contou com um gol do camisa 15 para, enfim, sair vitorioso. Foi o segundo tento do centroavante em quatro partidas – todas vencidas pelo TRICOLOR. Ele também brilhou com duas assistências.
O futebol santista esteve abaixo do que o torcedor se acostumou a ver na temporada. Mas o final foi o mesmo: vitória. Com dois gols nos cinco minutos finais, o time selou os 3 a 1 sobre o GUARANI, na VILA BELMIRO.
Aos trancos e barrancos, o CORINTHIANS manteve a sua invencibilidade no BRASILEIRÃO. Em PRESIDENTE PRUDENTE, o TIMÃO arrancou um empate por 2 a 2 com o GRÊMIO PRUDENTE. Com o resultado, o alvinegro soma três vitórias, um empate e segue na liderança com dez pontos.
Depois de nove jogos sem vencer o FLAMENGO, o FLUMINENSE finalmente lavou a alma e encerrou o jejum incômodo frente ao rubronegro. Com gols de RODRIGUINHO e CONCA, o TRICOLOR venceu por 2 a 1, no MARACANÃ. Desde 2008, o FLUMINENSE não batia o arquirrival.
Outros resultados da rodada: GRÊMIO-RS 3 x AVAÍ 0; CRUZEIRO 1 x BOTAFOGO 0; VITÓRIA 4 x ATLÉTICO MINEIRO 3.

DIA DO ADEUS. Torcida se despede da seleção, no embarque para a ÁFRICA DO SUL. Não foi uma despedida fria, como alguns gatos pingados disseram. Mas o embarque da seleção brasileira em CURITIBA, no início da tarde, também não atraiu tanta gente como se esperava.
Segundo cálculo efetuado pela Polícia Militar do PARANÁ cerca de duas mil pessoas estiveram no Aeroporto AFONSO PENA, para ver a seleção brasileira. No entanto, a sensação de quem estava no local é de que o número foi superestimado.   
A delegação deixou o CT do CAJU, onde permaneceu sob regime de concentração por cinco dias, às 11:45 horas. Vinte minutos depois, já estava no aeroporto. Separados dos torcedores por um cordão de isolamento, os jogadores da seleção atravessaram o saguão em menos de dois minutos, ao som de uma bateria de escola de samba. Enquanto o técnico DUNGA era vaiado e xingado por um grupo de adolescentes, KAKÁ e ROBINHO monopolizaram o assédio. Simpático, o craque do REAL MADRID foi o único a estender a mão para as torcedoras, que gritavam histericamente o nome do ídolo.

Um delegado foi assassinado no momento em que dava uma entrevista por telefone em CAMAÇARI, na BAHIA. CLAYTON LEÃO CHAVES, titular da 18ª Delegacia da cidade, conversava com os locutores RAIMUNDO RUI e MARCO ANTÔNIO RIBEIRO, da rádio LÍDER FM, pelo celular, quando foi baleado. A entrevista foi interrompida pelos disparos, seguidos pelos gritos da mulher do delegado, que não ficou ferida.
Nesta noite a polícia da BAHIA apresentou dois suspeitos de participarem do assassinato. ÉDSON CORDEIRO, o INHA, estava com um revólver calibre 38 e uma pistola 357, com três munições deflagradas. O suspeito levou a polícia a um segundo homem, RINALDO VALENÇA DE LIMA, de 26 anos, que teria confessado ser o motorista do veículo no momento do crime.

Pela segunda vez seguida, o julgamento do parecer que poderia levar a advogada CARLA CEPOLLINA a Júri Popular pela morte do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES foi adiado. A audiência estava programada para o dia 27 de maio, mas foi transferida para o dia 10 de junho, na 9ª Câmara de Direito do Tribunal de Justiça. Os desembargadores irão analisar a decisão do 1º Tribunal do Júri, que impronunciou CEPOLLINA por falta de provas pela morte de UBIRATAN. O coronel foi assassinado há mais de três anos.

O ajudante-geral JOSÉ MARCELO DE ARAÚJO, 27 anos, surtou hoje à noite no supermercado EXTRA, em GUARULHOS, e esfaqueou três pessoas. Ele pegou uma faca na prateleira e golpeou dois clientes e um funcionário. DING YU CHI, de 60 anos, morreu. O funcionário JOSÉ ROBERTO PEREIRA DOS SANTOS e o cliente GUSTAVO DO NASCIMENTO CARDOSO foram internados, respectivamente, nos hospitais BOM CLIMA e CARLOS CHAGAS. O agressor foi preso em flagrante por policiais militares. Segundo o PM NUNES, do 15º Batalhão, ARAÚJO entrou no supermercado, na Avenida SALGADO FILHO, 1301, JARDIM SANTA MENA, por volta das 20:49 horas. O ajudante-geral estava transtornado. NUNES apurou que ele foi a uma prateleira e pegou uma faca de cozinha. Em seguida, esfaqueou um funcionário e dois clientes. Outros clientes do EXTRA só não lincharam ARAÚJO porque os PMs chegaram rápido. Ele foi conduzido ao 1º DP de GUARULHOS.

Na passagem da seleção brasileira por BRASÍLIA antes do embarque para a ÁFRICA DO SUL, o técnico DUNGA, demonstrando impaciência, não sorri e nem tira a mão esquerda do bolso ao ser cumprimentado pelo presidente LULA. Em 2008, o presidente fez críticas públicas à seleção, o que irritou o técnico. Os jogadores, no entanto, tiveram atitude bem diferente. Eles foram levados por dona MARISA a conhecer as dependências do palácio e tiraram fotos do local.

O juiz ALI MAZLOUM, titular da 7ª Vara Criminal Federal em SÃO PAULO, encaminhou hoje ao Supremo Tribunal Federal, ofício de 12 páginas por meio do qual sustenta a necessidade de abertura de ação penal contra o senador ROMEU TUMA por suposto crime de ocultação de cadáver do extremista FLÁVIO CARVALHO MOLINA.     
Capturado e morto há 38 anos por agentes do Destacamento de Operações de Informações / Centro de Operações de Defesa Interna (DOI/CODI), o guerrilheiro teve a certidão de óbito expedida com nome falso. Para MAZLOUM, TUMA sabia do caso.

Há exatos 300 dias, o desembargador DÁCIO VIEIRA, do Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL e dos Territórios, colocou o jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” sob censura, a pedido do empresário FERNANDO SARNEY. O jornal foi proibido de publicar informações sobre investigações da Polícia Federal que atingiam o filho do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY.

O presidente do IRÃ, MAHMOUD AHMADINEJAD, instou hoje os EUA a aceitar o acordo de troca de urânio por combustível nuclear assinado com BRASIL e TURQUIA, dizendo se tratar da “última oportunidade” de diálogo. “O presidente OBAMA precisa saber que essa é uma oportunidade histórica”, disse AHMADINEJAD. “Se OBAMA não aproveitá-la, os iranianos não lhe darão outra.”

A empresa BRITISH PETROLEUM, concessionária de uma plataforma de petróleo que vaza há mais de um mês no GOLFO DO MÉXICO, iniciou hoje nova tentativa de frear o desastre. A manobra, chamada de “top kill” pretende tampar o poço com lama e cimento. É a primeira vez que o método é aplicado a uma profundidade de 1,5 quilômetro. 

2 011    :      -     QUINTA-FEIRA
Manhã fria. Passo-a em minha biblioteca. A papelada é imensa. Há muita coisa atrasada, mas tenho de dar prioridade para a revisão do dia 26 de maio, pois deverei, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, imprimir os acontecimentos desse dia. Leio os jornais de hoje, sendo que ainda se fala muito na prisão de PIMENTA NEVES. 

Encontro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o 1º TENENTE PM NATANAEL SOARES DOS SANTOS e o PM VANDERLEI CONCEIÇÃO DE LIMA. Eles estão trabalhando em prol da revitalização do Núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA. No auditório do COLEGIO TOBIAS DE AGUIAR, às 15:30 horas de 6 de julho acontecerá a Assembléia Geral Eleitoral que aprovará o novo Estatuto e elegerá os presidentes da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo do novo núcleo. Serão premiados PMs do 29º BPMM e os dignitários da Comunidade que apóiam as Forças de Segurança Pública do Brasil. Entrego ao NATANAEL os Pressupostos de criação de núcleos da Sociedade.
O CAPITÃO PM ANISIO, nosso 2º Secretário, traz-me em papel especial os números iniciais do jornal “32 EM MOVIMENTO”. É algo que merece elogio. Aliás não é a primeira, nem a segunda vez que o ANISÍO demonstra carinho pela nossa Sociedade. Vai permanecer conosco até mais de 14 horas.
O CORONEL PM MENDES também está em nossa companhia. Ele vem acertar detalhes acerca da Medalha Constitucionalista que será entregue em 9 de Julho próximo. Viajará amanhã para SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e, se der uma oportunidade, pretende conversar com o presidente do núcleo daquele município, GIOVANNI SPIRANDELLI. É minha intenção fazer uma visita a esse núcleo, criado justamente no ano em que comandei o então CPAI-8 (atual CPI-5). Mantemos um contato telefônico com o Comandante do CPI-5, CORONEL PM ANTÔNIO CÉSAR CARDOSO, a fim de obter dados sobre a atual diretoria do núcleo. Um tenente que é o relações públicas do Comando explica que o núcleo mantém duas reuniões semanais (2ª e 4ª feiras) na sede do CPI. Depois de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO o MENDES irá até PRESIDENTE PRUDENTE. Nessa cidade o nosso associado CAPITÃO PM MINGHETI e o TENENTE PM Dent BAZZO tem divulgado o Movimento Constitucionalista e o MENDES também pretende entrar em contato com eles.
Com essa agitação toda o meu almoço quase é esquecido. São mais de 14 horas quando vou fazer às pressas a refeição no MMDS.    

Transferindo para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos
referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço Padrão PM-14, o Maj PM 841394-A João Carlos Chaves - EEF - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.143/11 - Pr. 13.109/11).
JOÃO CARLOS CHAVES nasceu no dia 31 de julho de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de agosto de 1988; 1º TENENTE – 24 de maio de 1990. Não tenho as datas de suas outras promoções.

CARÍSSIMO GIOVANNI
O Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que também é o Chefe de Gabinete do Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, seção SP, irá a SÃO JOSÉ DO RIO PRETO amanhã. Quer conversar com você e o CORONEL PM CARDOSO gentilmente lhe passou o telefone.
Irei assumir a Presidência em 7 de Julho, às 15 horas, na sede do MMDC, Rua Anita Garibaldi, 25, encostado aos bombeiros da SÉ.
Gostaria muitíssimo que vocês viessem me prestigiar.
Como comandei o CPA-I-8 (atual CPI-5), em 1991, vou combinar com você para conhecer o núcleo durante uma reunião do núcleo. Isso nós agendaremos para agosto, mesmo porque sofrerei uma intervenção cirúrgica em 13 de julho e deverei ter um tempo para restabelecimento.
Como estou na Sociedade desde 17 de maio de 1996 e pelo fato de ter comandado a região de São José do Rio Preto, tenho acompanhado o trabalho de vocês. Aguarde o telefonema do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, vice-presidente da Sociedade.
Em 26 de maio de 2011 16:05, giovanni giovanni@anoveadvocacia.com.br> escreveu:
Caríssimo Cel Mário Ventura:
Meu celular é 96086243 ou 96024606. Já o fixo é 4009.1800. O código de área é sempre 17.
Pode ligar o horário que melhor aprouver.
Por fim, rendo elogios a fidalguia de vossa atenção.
Giovanni Spirandelli da Costa - Núcleo MMDC de São José do Rio Preto

BRASÍLIA - A revelação de que o Banco Santander contratou os serviços da Projeto, consultoria do ministro Antonio Palocci, aumentou a pressão de parlamentares da oposição sobre o ministro-chefe da Casa Civil. O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), afirmou nesta quinta-feira, 26, que a resistência do ministro em comparecer ao Congresso para se explicar só aumentam as dúvidas quanto aos procedimentos que resultaram na multiplicação de seu patrimônio em mais de 20 vezes, em quatro anos. 'É esse tipo de suspeita que determina a absoluta, a imperiosa necessidade de Palocci vir se explicar para sabermos se estamos diante de coisas licitas ou ilícitas', alega. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) entende que a comprovação de mais um cliente, como revelou nesta quinta o jornal O Estado de S. Paulo, torna 'insustentável' a situação do ministro, cuja permanência no governo, na sua opinião, além de 'enfraquecer' a presidente Dilma Rousseff, deu um tom de final de mandato à sua gestão. 'O governo está paralisado, se fosse no final ainda se entenderia. Mas Lula assumiu de fato a administração e a situação de Dilma só se complica, ficando refém da chantagem de seus aliados', afirma Jarbas. O senador vê Palocci como um político 'que tem atração por coisas enroladas'. 'É uma atração que vem lá de trás', aponta, lembrando sua ligação com o grupo de Ribeirão Preto. Como Agripino, o senador reitera que o ministro-chefe da Casa Civil não pode continuar sem dar explicações concretas ao Congresso sobre o seu enriquecimento. 'Sua consultoria tem ligação direta com o governo, é uma arrumação, uma ligação aberta, a situação dele continua insustentável, mas a teimosia leva o PT a tentar blindá-lo'. Para Jarbas, a ligação do ministro com o banco 'é uma denúncia junto a outras igualmente graves que não foram esclarecidas'. Já o presidente dos Democratas lembra que Palocci resiste a divulgar o nome de seus clientes e sobre os serviços pelos quais teria recebido pagamento. 'É esse tipo de denúncia, sua ligação com uma empresa parceira do governo, que reforçam as suspeitas contra Palocci e ele se recusa a dar esclarecimentos'. Agripino afirma que, mesmo não querendo fazer juízo de valor, o ministro deixa rastro para 'inúmeras ilações'.
O governo da SÉRVIA prendeu hoje em seu território o ex-general RATKO MLADIC, acusado de ser o responsável pelo massacre de 8 mil homens durante a GUERRA DA BÓSNIA (1992-1995), o maior genocídio na EUROPA desde a Segunda Guerra Mundial. MLADIC estava foragido havia 16 anos e sua captura pode abrir as portas da Comunidade Européia para a SÉRVIA.

Uma decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal poderá atrasar o julgamento dos acusados do envolvimento no esquema do mensalão. Por 6 votos a 5, os ministros do STF aceitaram um pedido do publicitário MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA para que o Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, preste informações sobre a carreira e a formação de três peritos que atuaram no processo.

O vice-prefeito de CAMPINAS, DEMÉTRIO VILAGRA, foi preso hoje, às 19:01 horas, ao desembarcar no Aeroporto Internacional de GUARULHOS. Suposto beneficiário da corrupção, ele voltou de viagem à ESPANHA. “Estou à disposição da Justiça”, disse.
Planilhas da propina em CAMPINAS incluem sempre o nome de ROSELY NASSIM JORGE SANTOS, mulher do prefeito HÉLIO OLIVEIRA SANTOS, o doutor HÉLIO. São manuscritos que revelam como era feita a partilha de valores supostamente desviados dos cofres públicos por meio de fraudes em licitações para grandes obras de saneamento.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e da Marinha começaram hoje a amarrar globos de elevação de cargas subaquáticas para içamento do barco IMAGINATION, que naufragou no domingo, dia 22, no LAGO PARANOÁ, em BRASÍLIA, matando nove pessoas. Com capacidade para 92 pessoas, o barco tinha 102 a bordo e apresentava defeitos mecânicos, além de rachadura no tubo de flutuação. O corpo da última vítima foi identificado hoje pelo Instituto Médico Legal e liberado para sepultamento. Trata-se do garçom HADNILTON JOSÉ DE OLIVEIRA, de 31 anos, que ajudou vários passageiros a se salvar, mas não conseguiu sair a tempo, após descer ao andar inferior para jogar engradados e objetos fora, na tentativa de aliviar o peso da embarcação. 

Vinte dias antes de ser morto a tiros, o casal de líderes estrativistas JOSÉ CLÁUDIO RIBEIRO DA SILVA e MARIA DO ESPÍRITO SANTO enviou um documento ao Ministério Público Federal de MARABÁ denunciando o envolvimento de três madeireiras da região de NOVA IPIXUNA, no PARÁ, em crimes ambientais. A denúncia, a que o jornal O ESTADO teve acesso, cita as empresas TEDESCO MADEIRAS, MADEIREIRA BOM FUTURO e MADEIREIRA EUNÁPOLIS e mostra que a reserva de mata densa já foi quase toda destruída para retirada da madeira. O delegado SÍLVIO MAUÉS, diretor de Polícia Judiciária do Interior do PARÁ, disse hoje que o casal não registrou nenhum boletim de ocorrência sobre as ameaças que sofria. Segundo ele, a polícia está na região para prender os assassinos. Ele informou que todas as pistas estão sendo investigadas, mas considera que ainda é cedo para revelar detalhes sobre o trabalho policial. JOSE CLÁUDIO e MARIA foram executados na terça-feira, dia 24, em uma estrada vicinal da região. A perícia criminal teve dificuldades para iniciar os trabalhos em NOVA IPIXUNA, por causa da grande quantidade de curiosos, mas garantiu peças importantes de um quedra-cabeças que pode apontar os responsáveis pelas mortes.

O SARGENTO PM FLÁVIO DE OLIVEIRA, de 43 anos, que comandava havia oito anos o destacamento da Polícia Militar em DUMONT, na região de RIBEIRÃO PRETO, invadiu hoje a delegacia com uma arma calibre 40 da corporação e matou o investigador ALOÍIO ANTÔNIO DE OLIVEIRA, de 63 anos. FLAVIO se suicidou com um tiro na cabeça. No passado, os dois brigaram, mas o problema teria sido superado. A Polícia Civil apura se FLAVIO era investigado pela Polícia Federal, que apenas confirma haver investigação na cidade, sob segredo de Justiça.

A Justiça suíça condenou à prisão perpétua um brasileiro de 30 anos, acusado de estuprar uma menina de 4 anos na cidade de LUCERNA, em 2002. o brasileiro, que não teve seu nome divulgado, apelou em diversas instâncias. Mas hoje o Tribunal Federal da SUÍÇA rejeitou seu último recurso. Segundo a Justiça, no dia do crime ele havia marcado encontro com um traficante de drogas na cidade de LUCERNA. Ao chegar ao local marcado, tocou a campainha do apartamento errado. Invadiu o local e espancou uma mulher de 77 anos até deixá-la inconsciente. No apartamento estava sua neta, de 4 anos, que foi estuprada.

Para a organização HUMAN RIGHTS WATCH, a prisão de RATKO MLADIC supõe o fim da impunidade. A organização pediu à SÉRVIA que colabore para a prisão de outro fugitivo, GORAN HADZIC. A BÓSNIA separou-se da IUGOSLÁVIA em 1992. O novo país, dividido entre bósnios muçulmanos, croatas e sérvios, entrou em colapso. A guerra civil foi ditada pela SÉRVIA, protetora e herdeira da federação iugoslava, que tentou ocupar áreas onde viviam os sérvios e expulsar outras etnias desses territórios. Em julho de 1995, lideradas pelo GENERAL RATKO MLADIC, forças sérvias invadiram a cidade de SREBRENICA, enclave sob proteção das NAÇOES UNIDAS, e mataram mais de 8 mil bósnios muçulmanos.
BELGRADO estava sob forte pressão para capturar RATKO MLADIC e entregá-lo ao Tribunal Penal Internacional, em HAIA. Em junho, um relatório da ONU seria apresentado ao Conselho de Segurança da entidade indicando a resistência do governo sérvio em colaborar. Não por acaso, o anúncio da prisão foi feito pelo presidente sérvio, BORIS TADIC.
A captura de MLADIC ocorreu no momento em que a chefe de política do bloco europeu, CATHERINE ASHTON, visitava a capital sérvia, BELGRADO, com a intenção de pressionar o país a dar o reconhecimento oficial à independência de KOSOVO. Ela deixou claro que o acusado deve ser entregue ao TPI imediatamente.

O casal presidencial francês, NICOLAS SARKOZY e CARLA BRUNI, não sabe – e não quer saber – o sexo de seu primeiro filho, declarou uma fonte ao jornal O ESTADO. Além disso, o parto não está marcado para setembro, como vem noticiando a imprensa francesa, mas para outubro. CARLA, portanto, está no quarto mês de gestação. Há duas semanas o pai de SARKOZY disse em entrevista a uma revista alemã que sua nora estava grávida. Hoje, durante a reunião do G-8, CARLA deixou-se fotografar com roupas normalmente usadas por grávidas.

Líderes políticos do G-8, reunidos em DEAUVILLE, na FRANÇA, devem anunciar amanhã o valor do programa financeiro de reconstrução dos países do mundo árabe que passaram por levantes populares. Os dois primeiros beneficiados serão a TUNÍSIA e o EGITO. A idéia do pacote, que chegou a ser comparado com o PLANO MARSHALL, que reconstruiu a EUROPA após a Segunda Guerra Mundial, é demonstrar que os ESTADOS UNIDOS, a FRANÇA e a GRÃ-BRETANHA estão ao lado das revoluções que derrubaram governos ditatoriais.

Em meio a uma assustadora escalada na violência, combates no IÊMEN entre opositores e forças leais ao presidente ALI ABDULLAH SALEH deixaram hoje pelo menos 28 mortos. Nos últimos quatro dias, o número de iemenitas assassinados teria passado de 110. Uma coalizão de forças tribais que se opõem ao presidente deu um ultimato e anunciou que, caso SALEH não deixe o poder imediatamente, o IÊMEN enfrentará uma “guerra civil”.

2 012       :       -       SÁBADO
Ruim do estômago procuro trabalhar em minhas memórias na biblioteca. Descubro que ainda está para ser impresso o dia 18 de maio. O atraso na digitação é grande. Procuro descartar várias notícias de jornais para facilitar o meu trabalho. Vai ser uma tarefa árdua colocar tudo em dia. 

O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO publica um artigo de IVES GANDRA SILVA MARTINS intitulado “ A COMISSÃO DA VERDADE E A VERDADE HISTÓRICA” : Depois de muita expectativa – e com grande exposição na mídia -, foi constituída comissão para “resgatar a verdade histórica” de um período de 42 anos da vida política nacional, objetivando, fundamentalmente, detectar os casos de tortura na luta pelo poder. A História é contada por historiadores, que têm postura imparcial ao examinar os fatos que a conformaram, visto serem cientistas dedicados à análise do passado. Os que ambicionam o poder fazem a História, mas, por dela participarem, não têm a imparcialidade necessária para a reproduzir. A Comissão da Verdade não conta, em sua composição, com nenhum historiador capaz de apurar, com rigor científico, a verdade histórica da tortura no Brasil, de 1946 a 1988. O primeiro reparo, portanto, que faço à sua constituição é o de que “não historiadores” foram encarregados de contar a História daquele período. Conheço seis dos sete membros da comissão e tenho por eles grande respeito, além de amizade com alguns. Não possuem, no entanto, a qualificação científica para o trabalho que lhes foi atribuído. O segundo reparo é que estiveram envolvidos com os acontecimentos daquele período. Em debate com o ex-deputado Ayrton Soares, em programa de Mônica Waldvogel, perguntou-me o amigo e colega – que defendia a constituição de comissão para essa finalidade, enquanto eu não via necessidade de sua criação – se eu participaria dela, se fosse convidado. Disse-lhe que não, pois, apesar de ser membro da Academia Paulista de História, estive envolvido nos acontecimentos. Inicialmente, dando apoio ao movimento para evitar a ameaça de ditadura e garantir as eleições de 1965, como, de resto, fizeram todos os jornais da época. No dia 2 de setembro de 1964, o jornal O Globo, em seu editorial, escrevia: “Vive a nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial à democracia, a lei, a ordem”. A partir do Ato Institucional n.º 2/65, que suprimiu as eleições daquele ano, opus-me a ele, o ponto de, em 13 de fevereiro de 1969, ter sido pedido o confisco de meus bens e a abertura de um inquérito policial militar sobre minhas atividades de advogado, por defender empresa que não agradava ao regime. O mais curioso é que continuei como advogado, tendo derrubado a prisão de seus diretores, no Supremo Tribunal Federal, em 1971, por 5 a 3, à época em que os magistrados não se curvavam ao poder da mídia ou dos detentores do poder. Embora arquivados os dois pedidos, o fato de ter sido anunciada a abertura do processo contra mim, pelos jornais, com grande sensacionalismo, tive minha advocacia abalada por alguns anos. Nem por isso pedi indenizações milionárias ao governo atual, nem pedirei. À época apoiei a Anistia Internacional, tendo entrado para seus quadros sob a presidência de Rodolfo Konder, e fui conselheiro da OAB-SP por seis anos, antes da redemocratização. À evidência, faltar-me-ia, por mais que quisesse ser imparcial, a tranquilidade necessária para examinar os fatos com isenção. Envolvidos da época não podem adotar uma postura neutra ao contar os fatos históricos de que participaram. O terceiro reparo é que alguns de seus membros pretendem que a verdade seja seletiva. Tortura praticada por guerrilheiro não será apurada, só a que tenha sido levada a efeito por militares e agentes públicos. O que vale dizer: lança-se a imparcialidade para o espaço, dando a impressão que guerrilheiro, quando tortura, pratica um ato sagrado; já os militares, um ato demoníaco. Bem disse o vice-presidente da República, professor Michel Temer, em São Paulo, no último dia 17, que os trabalhos da comissão devem ser abrangentes e procurar descobrir os torturadores dos dois lados. O quarto reparo é que muitos guerrilheiros foram treinados em Cuba, pela mais sangrenta ditadura das Américas no século 20. Assassinaram-se, sem direito a defesa, nos paredões de Fidel Castro mais pessoas do que na ditadura de Pinochet, em que também houve muitas mortes sem julgamento adequado. Um bom número de guerrilheiros não queria, pois, a democracia, mas uma ditadura à moda cubana. Radicalizaram o processo de redemocratização a tal ponto que a imprensa passou a ser permanentemente censurada. Estou convencido de que esse radicalismo e os ideais da ditadura cubana que o inspiraram apenas atrasaram o processo de redemocratização e dificultaram uma solução acordada e não sangrenta. O quinto aspecto que me parece importante destacar é que, a meu ver, a redemocratização se deveu ao trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se tornou a voz e os pulmões da sociedade. Liderada por um brasileiro da grandeza de Raimundo Faoro, conseguiu, inclusive, em pleno período de exceção, com apoio dos próprios guerrilheiros, aprovar a Lei da Anistia (1979), permitindo, pois, que todos voltassem à atividade política. Substituindo as armas de fogo pela arma da palavra, a OAB deu início à verdadeira redemocratização do País. Por fim, num país que deveria olhar para o futuro, em vez de remoer o passado – tese que levou guerrilheiros, advogados e o próprio governo militar a acordarem a Lei da Anistia, colocando uma pedra sobre aqueles tempos conturbados -, a comissão é inoportuna. Parafraseando Vicente Rao, esta volta ao pretérito parece ser contra o “sistema da natureza, pois para o tempo que já se foi, fará reviver as nossas dores, sem nos restituir nossas esperanças” (O Direito e a Vida dos Direitos, Ed. Revista dos Tribunais, 2004, página 389). Estou convencido de que tudo o que ocorreu no passado será, no futuro, contado com imparcialidade, não pela comissão, mas por historiadores, que saberão conformar para a posteridade a verdade histórica de uma época. (Ives Gandra Silva Martins, professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do CIEE-SP, da ESG e da ECEME; fundador e presidente honorário do CEU/IICS; é autor de “Uma Breve Teoria do Poder” – O Estado de S.Paulo).

MARIANO TAGLIANETTI esteve em SÃO PAULO no dia 23 de maio, no IBIRAPUERA e mantém uma correspondência virtual comigo:
mtaglianetti


Caríssimo Cel. Ventura, sempre escorreito, é nosso sincero alvitre pronto restabelecimento. Estarei consigo em 9 de julho, Mariano.
Em 26/05/2012 00:54, Mario Ventura < celmario@gmail.com > escreveu:
ESTIMADO TAGLIANETTI
Por motivo de saúde somente agora estou respondendo à sua mensagem
Agradeço suas gentis palavras. Isso dá ânimo para continuar nossa luta.
Em 24 de maio de 2012 10:54, mtaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br> escreveu:
Caríssimo Cel. Mário Fonseca Ventura : - a solenidade deste " 23 de Máio ", foi marcada por seu discurso e pelo fato de verberar diretamente a iniquidade do STF ao liberar a nefanda marcha da maconha. Esteja certo de que a grande maioria dos brasileiros reputam suas palavras como um brado de alerta na preservação da brasilidade. A história condenará esses homens que investidos como guardiões da CONSTITUIÇÃO dela fazem pseudo-defesa, como se houvera sido feita em detrimento de princípios e valores sociais dos quais não se podem abrir mão, uma vez que o CONSTITUINTE MAIOR não legislou para proteger os insanos, pelo contrário, sua preocupação foi para com os operosos e sobretudo em defesa destes. Recebe, com apreço, meus cumprimentos, Taglianetti.

A decepcionante DINAMARCA não foi o “sparring” exigente que MANO MENEZES esperava encontrar. Mas o resultado – construído graças a uma atuação digna de elogios no primeiro tempo – foi exatamente o que ele precisava para respirar aliviado e viajar mais tranqüilo para os amistosos nos ESTADOS UNIDOS. Mesmo sem entrosamento, o BRASIL não ficou encerrado em seu campo para não correr riscos. Partiu desde cedo para pressionar a saída de bola, e logo descobriu que era só apertar que os desajeitados dinamarqueses entregavam o ouro. O primeiro a entregar foi o goleiro SORENSEN. Do alto de seu 1,96 m, ele caiu em câmara lenta num chute longo de HULK e viu a bola morrer nas redes. O segundo foi o capitão CHRISTIAN POULSEN. Ele foi desarmado por HULK perto da área e a bola chegou para OSCAR, que cruzou rasteiro. ZIMLING tentou cortar e fez contra. E o terceiro foi AGGER. Perdeu a bola para OSCAR, que tocou rápido para HULK. Em menos de 40 minutos a Seleção já tinha o jogo ganho e uma vantagem que nem o torcedor mais otimista poderia imaginar. Com o placar folgado o time se acomodou e recuou, atraindo a DINAMARCA. Sofreu um gol ilegal e o placar final foi de 3 a 1. O BRASIL jogou com JEFFERSON, DANILO (RAFAEL), THIAGO SILVA, JUAN e MARCELO (ALEX SANDRO); SANDRO (CASEMIRO), RÔMULO e OSCAR; HULK (BRUNO UVINI), LEANDRO e DAMIÃO (WELLINGTON NEM) e LUCAS (GIULIANO).

Um golaço de bicicleta marcado por ALECSANDRO decretou a vitória do VASCO sobre a PORTUGUESA por 1 a 0 hoje à noite, no CANINDE, em SÃO PAULO, na abertura da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira derrota da LUSA, que tinha empatado com o PALMEIRAS, por 1 a 1. Na abertura da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o FLAMENGO, que buscava uma vitória para ter um pouco de paz, se complicou e empatou por 3 a 3 com o INTERNACIONAL, no ENGENHÃO. E isso depois de estar vencendo, primeiro, por 2 a 0 e, depois, por 3 a 1. A decepção da torcida foi tamanha que RONALDINHO GAÚCHO foi muito vaiado ao ser substituído por DEIVID, aos 30 minutos da segunda etapa. Outro resultado: ATLETICO GOIANENSE 1 x PONTE PRETA 1.

MICHAEL SCHUMACHER visivelmente emocionou-se com a conquista da Pole Position do GP DE MÔNACO. “Depois de tudo o que vem acontecendo nos últimos dois anos e meio...A primeira pole nessa nova fase de minha carreira...Linda”, disse, pausadamente, refletindo sobre a conquista. Na parte inicial de sua trajetória na Fórmula 1, foi também nas ruas do principado, em 1994, a primeira naquela temporada sem AYRTON SENNA, que SCHUMACHER obteve a primeira pole. Mas hoje ele ganhou e não levou. Os comissários julgaram-no culpado pelo acidente com BRUNO SENNA na ESPANHA, por isso SCHUMACHER perdeu cinco posições e vai largar em sexto. Assim, que larga em primeiro em MÔNACO é o australiano MARK WEBBER, da RED BULL, autor do segundo tempo. NICO ROSBERG é o segundo, com LEWIS HAMILTON em terceiro; R. GROSJEAN em quarto; FERNANDO ALONSO em quinto. FELIPE MASSA sairá em sétimo. BRUNO SENNA é o décimo-terceiro.

ELIANA GOULART LEÃO tinha como paixão o direito administrativo. Ela trabalhou durante anos como procuradora do Estado de SÃO PAULO e também atuou como professora de direito administrativo na PUC-SP antes de se aposentar. Foi autora do livro “O Sistema de Registro de Preços”, publicado pela editora BRASÍLIA JURÍDICA. A procuradora aposentada era deferência nacional sobre o assunto e foi fonte de informação e de consultas para muitos pesquisadores e advogados. ELIANA deixou um irmão e sobrinhos. Faleceu em 26 de maio e o velório está sendo realizado no Cemitério HORTO DA PAZ, em ITAPECERICA DA SERRA.

Catarinense de JOINVILLE, JAIR BRITO iniciou sua carreira no rádio em 1951, com apenas 13 anos de idade, na Radio CLUBE PARANAENSE, a pioneira PRB-2, em CURITIBA, como operador de som e auxiliar de discotecário. Dois anos depois, ele foi transferido para a Rádio GUAIRACÁ, outra tradicional emissora curitibana. Lá, foi sonoplasta, discotecário e programador musical. Depois, BRITO trabalhou na Rádio COLOMBO do PARANÁ e, em seguida, desenvolveu a programação da DIFUSORA OURO VERDE, integrante do mesmo grupo de comunicação. Na Rádio OURO VERDE, JAIR BRITO criou o programa “PICK-UP AUTOMÁTICO”, que trazia uma hora de música sem intervalos comerciais. Ele revolucionou o rádio em CURITIBA com o programa “DOMINGO SEM FUTEBOL”, seguindo a mesma receita. A audiência foi recorde. O sucesso levou JAIR BRITO a SÃO PAULO a ser coordenador-geral de programação da Rádio BANDEIRANTES, onde criou “O PULO DO GATO”, o segundo mais antigo da emissora paulista ainda no ar. Ele atuou em várias emissoras de rádio e programas de TV em SÃO PAULO, onde trabalhou com jornalistas como FERREIRA NETO e OSMAR SANTOS. Ultimamente, JAIR BRITO vivia em UBATUBA, no litoral de SÃO PAULO, e atuava como assessor de projetos especiais para o rádio e a televisão. Vítima de um edema pulmonar e infarto, BRITO foi internado na SANTA CASA DE TAUBATE, onde faleceu em 26 de maio. Seria cremado no dia seguinte em SÃO PAULO. Nasceu em outubro de 1938. 

Em um dos mais sangrentos episódios desde o início dos confrontos entre forças do governo e a oposição na SÍRIA, um ataque do Exército matou hoje pelo menos 92 civis – entre os quais, 32 crianças – na região de HOULA, centro do país. A ofensiva foi confirmada por observadores civis e militares da ONU, que estão na SÍRIA para tentar viabilizar um cessar-fogo entre as tropas do ditador BASHAR ASSAD e os rebeldes. Os corpos ensangüentados de crianças, alguns com o crânio aberto, apareceram em vídeos postados no YOUTUBE por membros da oposição a ASSAD com a intenção de denunciar o ataque. Os relatos da carnificina, destacaram analistas ocidentais, ressaltam o quanto a SÍRIA está distante de uma saída negociada para a revolta, que já dura 15 meses. Um grupo de oposição que tem sede em LONDRES, o Observatório Sírio por Direitos Humanos, disse que os residentes de HOULA estavam fugindo com medo de mais ataques. O ex-secretário-geral da ONU e mediador da crise Síria, KOFI ANNAN, deve viajar amanhã ao país para “expressar de modo claro” ao governo sírio sua insatisfação com as constantes violações ao cessar-fogo prometido pelo regime de ASSAD há um mês.

Um homem de 18 anos matou duas pessoas e feriu sete ao atirar de um telhado numa cidade ao sul da FINLÂNDIA. A polícia prendeu o suspeito perto de HYVINKAA, cerca de cinco horas depois que ele disparou diversas vezes do topo de um prédio. Ele atirou contra pessoas que estavam do lado de fora de um restaurante antes das 2 horas da manhã, no horário local, disse o inspetor de polícia MARKKU TUOMINEN. O suspeito, habitante local de HYVINKAA, cerca de 50 km ao norte da capital HELSINQUE, não resistiu à prisão. “O homem foi encontrado com duas armas, incluindo um rifle de caça”, disse TUOMINEN. O atirador matou uma mulher e um homem, ambos de 18 anos, e feriu gravemente uma oficial de polícia, que havia se aproximado da cena do crime.       

2 013     :       -     DOMINGO
Atualizo o dia 26 de maio, para, mais tarde, lançar em meu blog. Consigo, neste final de semana, colocar em minhas memórias todos os acontecimentos principais dos últimos dias. Foi uma semana com vários compromissos e, a próxima, também se avizinha com alguns eventos importantes: almoço amanhã no Núcleo “GINO STRUFFALDI” e, à tarde, entrega de condecorações do conjunto de honrarias “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”. No dia 28, estaremos à tarde no Núcleo “GUILHERME DE ALMEIDA”, em OSASCO e, à noite, na Câmara Municipal para entrega das medalhas do Núcleo MMDC-LESTE.    

JORGE LUÍS MARTIN (militar aposentado) é vereador em BRAGANÇA PAULISTA. No dia 22 de maio mandou uma mensagem solicitando informações sobre medalha da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Somente neste domingo elaboro a resposta:
PREZADO VEREADOR JORGE LUÍS
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC possui três medalhas: MMDC, CONSTITUCIONALISTA e PEDRO DE TOLEDO.
A honraria MMDC é entregue por ocasião das comemorações do DIA DA JUVENTUDE (maio);
A CONSTITUCIONALISTA em julho - DIA DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA
A GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO é entregue em outubro, por ocasião das comemorações da CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA.
Essas medalhas são entregues a nossos associados pelos trabalhos executados na Entidade, como faremos agora em 1º de junho, encerrando o ciclo de entrega das Medalhas MMDC.
Os nossos diversos núcleos (tanto na Capital, Grande São Paulo e Interior TAMBÉM fazem entrega das medalhas, em datas diferentes dos dias estatutários: 23 de maio, 9 de Julho e 2 de outubro, pois os critérios das entregas das medalhas nesses dias são de autoridades indicadas pelos Comandos das Forças Armadas, Guarda Civil Metropolitana, OAB/SP, Maçonaria, Delegacia Geral, Grupo de Escoteiros do Brasil, e outros órgãos que mantém relação com a Sociedade~.
No caso de BRAGANÇA PAULISTA não temos Núcleo nessa cidade e somente poderíamos entregar medalhas nesse município através de provocação do quartel da Polícia Militar para a realização de uma solenidade de outorga de condecorações no município, ou mesmo uma solicitação do Prefeito ou da Câmara de Vereadores. O ideal será todos estarem irmanados para um mesmo propósito, como fizemos recentemente em PIRACICABA, SÃO PEDRO, CAMPINAS, SÃO JOÃO DA BOA VISTA, BARUERI. No dia 28 entregaremos medalha em OSASCO (onde temos o núcleo GUILHERME DE ALMEIDA).
Resumindo: o nobre vereador poderia se filiar ao MMDC e poderia ser condecorado na sede, em evento alusivo às comemorações já citadas.
Poderia também ser indicado para um evento em nossos núcleos, ou, então, em solenidade proposta para o próprio município, mediante entendimento prévio da autoridade que quiser realizá-la.
Desculpe o atraso na resposta à sua mensagem, mas a Sociedade atravessa dias de intensa movimentação com as solenidades já programadas. Para você ter uma idéia, na segunda-feira, amanhã, iremos almoçar no Núcleo "GINO STRUFFALDI" no BUTANTÃ e depois estaremos na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, às 17 horas, quando serão condecoradas autoridades pelo Núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA";
Na terça-feira, dia 28, iremos em OSASCO por volta das 16 horas e depois estaremos na Câmara Municipal de São Paulo, quando serão entregues as medalhas do Núcleo MMDC-LESTE, às 19:30 horas.
Também em 1º de junho faremos a cerimônia de entrega da Medalha MMDC para nossos associados por volta das 15 horas.
Para todos esses eventos convido o nobre vereador para se irmanar aos nossos propósitos de honrar as nossas leis e sempre batalhar pelo IDEAL DE DIREITO, como fizeram os heróis de 32. 

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) venceu este domingo o Grande Prémio do Mónaco, sexta prova do Mundial de Fórmula 1, marcada por três entradas do “safety car” e por uma interrupção. Rosberg conquistou o segundo triunfo da carreira, deixando para trás os dois pilotos da Red Bull, o alemão Sebastien Vettel, tricampeão mundial, e o australiano Mark Webber, que completaram o pódio. Nico Rosberg foi o primeiro piloto filho de um ex-vencedor do GP do Mónaco a terminar no lugar mais alto do pódio, depois do seu pai Keke ter feito o mesmo com a Williams, há 30 anos. À 46.ª volta, um violento embate entre o venezuelano Pastor Maldonado (Williams) e o britânico Max Chilton (Marussia), sem consequências para os pilotos, deixou a pista cheia de fragmentos dos monolugares, obrigando à interrupção da corrida. Com este resultado, Sebastien Vettel (Red Bull) lidera o ranking do Mundial de Pilotos com 107 pontos, Kimi Raikkonen (Lotus) está em segundo com 86 e Fernando Alonso em terceiro com 78 pontos. A Red Bull passou agora a ter uma vantagem de 41 pontos sobre a Ferrari, no topo dos rankings do Mundial de Construtores. A próxima prova do Mundial, o Grande Prémio do Canadá, está marcada para 9 de Junho, no circuito de Montreal. Classificações: GP do Mônaco: 1. Nico Rosberg (Mercedes) 2h17m52.056s; 2. Sebastian Vettel (Red Bull) a 3.888s; 3. Mark Webber (Red Bull) a 6.314s; 4. Lewis Hamilton (Mercedes) a 13.894s; 5. Adrian Sutil (Force India) a 21.477s; 6. Jenson Button (McLaren) a 23.103s; 7. Fernando Alonso (Ferrari) a 26.734s; 8. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 27.223s; 9. Paul di Resta (Force India) a 27.608s; 10. Kimi Räikkönen (Lotus) a 36.582s; 11. Nico Hülkenberg (Sauber) a 42.572s; 12. Valtteri Bottas (Williams) a 42.691s; 13. Esteban Gutierrez (Sauber) a 43.212s; 14. Max Chilton (Marussia) a 49.885s; 15. Giedo van der Garde (Caterham) a 1m02.590s; 16. Sergio Pérez (McLaren) a 6 voltas. Mundial de pilotos: 1. Sebastian Vettel 107 pts; 2. Kimi Räikkönen 86; 3. Fernando Alonso 78; 4. Lewis Hamilton 62; 5. Mark Webber 57. Mundial de construtores: 1. Red Bull 164 pts; 2. Ferrari 123; 3. Lotus 112; 4. Mercedes 109; 5. Force India 44
O SANTOS já superou grandes perdas. PELÉ, um dia, foi embora e o clube não acabou. A vida vai continuar na VILA. Mas não há como o baque da saída de NEYMAR não ser sentido. Dentro de campo, ele carrega o time nas costas desde o ano passado. Emocionalmente, será mais difícil. Para os outros jogadores e, principalmente, para os torcedores. O craque disse adeus no empate em 0 a 0 com o FLAMENGO, hoje, em BRASÍLIA. Ele tentou amenizar jurando voltar qualquer dia. Para os santistas, é como se tivesse morrido alguém da família. A camisa 11 terá outro dono a partir de quarta-feira, contra o BOTAFOGO. Os possíveis substitutos, no momento, são PATITO, MIRALLES ou FELIPE ANDERSON. Observando sob este prisma, nem chega a ser triste. É desesperador mesmo. NEYMAR chorou na execução do HINO NACIONAL. Todos sempre souberam que esse momento chegaria. Até quando era realista imaginar que continuaria usando aquele uniforme branco? O dinheiro da transferência para a EUROPA é muito bom, mas há também a vaidade pessoal. Amigos sempre disseram que ele se frustrava por não ser craque também nos jogos de videogame. Seus “atributos técnicos” no FIFA 2012 e 2013 não chegam nem perto dos de LIONEL MESSI e CRISTIANO RONALDO. O artilheiro sabia que o caminho para ser o melhor do mundo era em direção à EUROPA. Agarrou a chance. Qualquer um de nós faria o mesmo.

Se você não assistiu ao jogo do SÃO PAULO, nesta tarde, pode até imaginar que o TRICOLOR teve uma jornada brilhante, em CAMPINAS, ao bater a PONTE PRETA, por 2 a 0. Não se engane. Claro, o SÃO PAULO teve seus méritos. Fez dois gols em lances possibilitados pela MACACA e soube conter os avanços dos donos da casa – com 26 faltas ao longo do jogo, é verdade. Mas saiu de campo com a vitória e começou o BRASILEIRÃO com três pontos somados na tabela, dando fôlego para o técnico NEY FRANCO trabalhar em paz. O jogo foi muito truncado no meio de campo. Os dois técnicos entenderam que dominar o território era fundamental. Era difícil construir qualquer coisa por ali. Mas, antes dos dez minutos, dois gols já haviam saído. Aos 4, RILDO aproveitou rebote, mas estava impedido. Quatro minutos depois, foi o SÃO PAULO que balançou a rede. Desta vez, valeu. JADSON cobrou o escanteio e LÚCIO, capitão na ausência de ROGÉRIO CENI, cabeceou com firmeza para fazer 1 a 0. Aos 42 minutos, em contra ataque rápido, OSVALDO lançou o recém contratado SILVINHO, que invadiu a área e levou pontapé, na canela, de DIEGO SACOMAN. Pênalti. JADSON bateu com categoria, no ângulo, 2 a 0 na conta.

Nenhum tipo de leite tem sabor mais especial do que o oferecido somente aos pilotos que conseguem vencer as 500 Milhas de INDIANÁPOLIS. Hoje, o baiano TONY KANAAN se tornou o quarto brasileiro a provar da honraria ao subir no lugar mais alto do pódio na principal corrida do automobilismo mundial. Era o troféu que faltava ao piloto, de 38 anos. Desde a conquista do título da FÓRMULA INDY, em 2004, KANAAN nunca escondeu de ninguém que ainda faltava um “detalhe” em sua vitoriosa carreira. Naquele ano, inclusive, ele chegou a bater na trave, ao terminar a prova americana em segundo. Na ocasião, uma chuva no fim da corrida o impediu de brigar pela vitória. Agora, na seleta lista de brasileiros que venceram em INDIANÁPOLIS, KANAAN terá o nome escrito ao lado de figuras como EMERSON FITTIPALDI (vencedor em 1989 e 1993), o tricampeão HELIO CASTRONEVES (2001, 2002 e 2009) e GIL DE FERRAN (2003). Completaram o pódio, hoje, o colombiano CARLOS MUÑOZ, que chegou em segundo lugar logo em sua estréia na FÓRMULA INDY, e RYAN HUNTER-REAY. O americano, inclusive, liderou a prova até os momentos finais e só perdeu a ponta quando o “pace car” entrou na pista pela última vez. HÉLIO CASTRONEVES chegou em sexto e BIA FIGUEIREDO em 15º. Com o resultado, HELINHO chegou a 152 pontos e está na terceira colocação do campeonato de pilotos da FÓRMULA INDY. À frente do brasileiro estão o japonês TAKUMA SATO, segundo colocado, com 157 pontos, e o americano MARCO ANDRETTI, líder da competição, com 168 pontos. A próxima corrida está marcada para 1º de junho, nas ruas de BELLE ISLE, em DETROIT, nos ESTADOS UNIDOS.

O médico paulistano FRANCISCO FERRÚCIO DE FIORE se formou em medicina pela USP. Durante a residência no Hospital das Clínicas, um atendimento definiu a especialidade que seguiria. FRANCISCO teve de fazer uma cirurgia de apendicite. Dizia ter sido uma das piores experiências de sua vida. A partir daí, resolveu dedicar-se à pediatria. Nascido no BRÁS, FRANCISCO comparava a agitação dos dias atuais ao período tranqüilo no qual cursou a faculdade. ‘Ninguém vivia estressado. Não tinha trânsito, professores e alunos chegavam de bonde, tudo era bem mais calmo”. No Hospital das Clínicas, FRANCISCO chefiou o ambulatório de pediatria e ocupou o cargo de diretor executivo do Instituto da Criança, que foi fundado em 1970. Ficou na função por cerca de dez anos. “A missão do pediatra é cansativa, mas acho muito nobre. Para ser pediatra, precisa gostar. Se você fica angustiado ou trata mal a mãe que o procurou sem necessidade, é melhor mudar de especialidade”, afirmou o médico em uma entrevista ao Conselho Regional de Medicina do Estado de SÃO PAULO. FRANCISCO também atuou no Pronto Socorro do IPIRANGA e teve o próprio consultório, que, nos últimos 20 anos, ocupou uma casa na Avenida DOUTOR ARNALDO, na zona oeste da capital. O médico foi ainda membro da diretoria da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP na gestão 1997-2006. FRANCISCO morreu hoje, 26 de maio, aos 84 anos, em conseqüência de um câncer de pulmão. Casado com DAISY, teve quatro filhos e um neto. “Era estimado por seus colegas e alunos, sendo reconhecido por seu humor sempre presente”, postou em seu site a Associação de Antigos Alunos. Os anos de experiência na pediatria o fizeram perceber também o papel educacional que tinha como médico: “Os pais têm de impor limites, não se pode deixar o filho fazer tudo. Existem vezes nas quais chegamos até a fazer papel de juiz entre pai e mãe. Da mesma maneira que o cirurgião usa o bisturi para mostrar sua arte. A arte do clínico é a comunicação”.     

Nesta manhã, o cantor baiano NETINHO, que está internado no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, apresentou uma melhora clínica e neurológica. Segundo boletim médico, ontem, ele passou por uma nova cirurgia para a retirada de coágulos no cerebelo – o órgão do sistema nervoso responsável pela coordenação motora e pela manutenção do equilíbrio. O músico está consciente, mas respira com o auxílio de aparelhos. O paciente está sendo atendido pelas equipes dos doutores ROBERTO KALIL FILHO, RAUL CUTAIT e DAVID UIP, os mesmos que no passado cuidaram de REYNALDO GIANECCHINI, LULA e DILMA.

O segurança e representante comercial RAFAEL PIACENTI SOBRINHO, de 56 anos, morreu após ser atingido por um táxi quando invadiu momentaneamente a Rodovia AYRTON SENNA, hoje, às 8:15 horas, na altura do km 27 da pista sentido interior, em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. Segundo a polícia, PIACENTI participava de um passeio com outros ciclistas, que trafegavam pelo acostamento da rodovia. O motorista do táxi, que não teve o nome divulgado, acionou o resgate e a Polícia Militar Rodoviária e aguardou no local. O taxista se apresentou voluntariamente ao 4º Distrito Policial de GUARULHOS, mas não foi indiciado. Os documentos do motorista e do automóvel estão em ordem.

Um casal morreu após o carro onde estava bater contra um poste em SANTO ANDRÉ, no ABC, hoje de madrugada. ALINE VIEIRA SOARES, de 29 anos, e BENTO GONÇALVES DA SILVA, de 28, seguiam às 2:40 horas pela Rua ORATÓRIO quando o motorista perdeu o controle do veículo, um FIAT PÁLIO vermelho, segundo a Polícia Civil. Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas o casal não resistiu e morreu no local.

Uma pessoa morreu carbonizada, hoje de madrugada, em um incêndio em uma moradia conjunta no número 248 da Rua CONSELHEIRO LAFAIETE, no BRÁS, centro. O fogo começou por volta de 1:30 hora. A vítima não foi identificada até a noite.

Dois tiroteios hoje, cerca de uma hora antes da largada da corrida DESAFIO DA PAZ, no COMPLEXO DO ALEMÃO, no RIO, assustaram corredores. Por volta das 7:40 horas, quem estava na Rua JOSÉ RUCAS, na VILA CRUZEIRO, local marcado para a largada, teve de se proteger dos tiros debaixo de carros. Não há informações de feridos. O evento, cuja largada seria às 8 horas, começou às 9 horas. O secretário de Segurança, JOSÉ MARIANO BELTRAME, afirmou que vai investigar de onde partiram os tiros e admitiu a possibilidade de haver resquícios de uma facção do tráfico atuando na região, ocupada pela polícia desde novembro de 2010. De acordo com o coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora, CORONEL PM PAULO HENRIQUE DE MORAES, foram registrados tiros em duas localidades do COMPLEXO DO ALEMÃO, antes da realização da corrida, na VILA CRUZEIRO, na localidade conhecida como TREZE, e no ALTO DA PEDREIRA. Segundo ele, não houve confronto. Os disparos foram de traficantes em direção ao contêiner da UPP.

Depois de 16 horas, chegou ao fim na madrugada de hoje a rebelião no Presídio de ITUIUTABA, no TRIÂNGULO MINEIRO. Cerca de 250 detentos aproveitaram o horário de visitas para render quatro agentes penitenciários na tarde de ontem e os fizeram reféns. Dois deles foram torturados e, pouco depois, um dos reféns foi trocado por um bombeiro, que entrou no complexo na tentativa de negociar com os presos. Hoje, após a longa negociação, todos os reféns foram libertados e, como estavam com sinais de agressão, foram levados para atendimento hospitalar.

O empresário ROBERTO CIVITA, filho de VICTOR CIVITA, fundador do GRUPO ABRIL, morreu nesta noite, aos 76 anos, no Hospital SÍRIO LIBANÊS, onde estava internado desde março, após sofrer um aneurisma e ser submetido a uma operação de emergência. A causa da morte não foi divulgada. CIVITA estava no comando da ABRIL há mais de duas décadas, período em que a empresa diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da AMÉRICA LATINA. O grupo é responsável pela publicação das revistas VEJA, EXAME e QUATRO RODAS,
entre outras. CIVITA acumulava os cargos de presidente do conselho de administração e diretor editorial do GRUPO ABRIL. Foi ao lado pai, o norte-americano de ascendência italiana VICTOR CIVITA (1907-1990), que o empresário ROBERTO CIVITA ergueu um dos maiores conglomerados de mídia e educação da AMÉRICA LATINA, a ABRIL. A origem foi o escritório aberto por VICTOR em 1950, no Centro de SÃO PAULO. Ali nasceu o primeiro negócio da família: a publicação de “O PATO DONALD”. Hoje, são mais de 9,5 funcionários e negócios espalhados por todas as áreas de comunicação. Nascido na ITÁLIA, CIVITA deixou o país aos dois anos e meio. Morou em NOVA YORK até os 12 anos, quando veio com a família para o BRASIL. Em SÃO PAULO, formou-se na escola americana GRADED. Ganhou uma bolsa de estudos para estudar Física Nuclear em RICE, no TEXAS, mas logo desistiu da ciência. Formou-se em jornalismo na Universidade da PENSILVÂNIA, ao mesmo tempo em que concluiu o curso de economia na WHARTON BUSINESS SCHOOL, da mesma universidade. Fez pós-graduação em Sociologia na Universidade de COLUMBIA. Quando terminou as duas graduações, foi selecionado para estagiar na revista “TIME”, na qual trabalhou durante um ano e meio. De volta ao BRASIL, em 1958, propôs ao pai a criação do que viria a ser a quarta maior revista semanal de informação do mundo, a “VEJA”, inspirada na “TIME”, além da “EXAME” (seguindo o modelo da “FORBES”) e da “PLAYBOY”. Na academia de ginástica no prédio da ABRIL, CIVITA costumava fazer natação na hora do almoço e usava o elevador dos funcionários. Não dirigia desde 1980. A proibição veio do pai, ao dizer que ele sempre se distraia ao volante conversando com o passageiro ou tentando ler algo que mantinha entre as mãos. ROBERTO CIVITA morreu às 21:41 horas deste domingo, aos 76 anos, vítima à falência múltipla de órgãos depois de três meses internado no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, para a correção de um aneurisma abdominal. Deixa mulher, três filhos e seis netos. O velório ocorre no Crematório HORTO DA PAZ, em ITAPECERICA DA SERRA.      

O benemérito SEBASTIÃO PAIVA, fundador da Sociedade Beneficente Cristã, morreu neste domingo, no Hospital Estadual de BAURU. Ele estava com 104 anos (nasceu em abril de 1909). Passou dois dias internado por conta de uma pneumonia. PAIVA dedicou sua vida a ajudar o próximo. Mesmo com a saúde debilitada, dirigiu a instituição até 2010. Até alguns meses antes de morrer, estava sempre ciente das atividades da sociedade e gostava de opinar. Além da sociedade, ele também era fundador da CASA DA CRIANÇA. Como PAIVA já não enxergava, SÔNIA SAAB, presidente das duas instituições, costumava ler para ele todos os dias. “Ele gostava bastante dos livros espíritas”. A última obra que SÔNIA leu para o benemérito foi “PAULO E ESTEVÃO”, livro psicografado por CHICO XAVIER. PAIVA morava na casa que serve de escritório para a entidade dedicada às crianças. Seu velório acontece ali, cercado por paredes com fotos que resumem a trajetória do seu trabalho social. “Ele fará uma falta moral. Era um eixo, um pivô para todos nós. Tomamos conta de tudo, mas sempre podíamos contar com ele”, disse SÔNIA. LAUDEMIR BOLONHA, sobrinho de PAIVA e integrante da diretoria da Sociedade Beneficente Cristã, afirmou que os rumos da instituição não devem mudar com a morte do fundador. “Vamos sentir sua ausência, mas ele deixou tudo estruturado para que possamos seguir seu trabalho. Ele deixou o exemplo para todos, principalmente em relação ao amor.” A CASA DA CRIANÇA tem 30 abrigados de até 7 anos, que sofrem algum tipo de risco como abandono, violência ou negligência. A Sociedade conta com 160 idosos e integra a Rede de Proteção Social da Polícia Nacional de Assistência Social. Já a FUNDAÇÃO SEBASTIÃO PAIVA ajuda 150 famílias cadastradas. Durante o velório, as coroas de flores luxuosas contrastavam com o jeito simples do local onde PAIVA vivia. O clima entre amigos e familiares era tranqüilo, talvez por encontrarem consolo na doutrina espírita – religião do benemérito – e seus ensinamentos como o de que “a caridade é um dos melhores caminhos para a elevação do espírito”. 

Uma emboscada de rebeldes no sábado, ontem, deixou 27 mortos e 32 feridos na província indiana de CHHATTISGARH. Uma das vítimas é NAND KUMAR PATEL, líder do Partido do Congresso. Os corpos dele e de seu filho foram identificados hoje. Os dois estavam em uma caravana que voltava para a cidade de RAIPUR, após um comício em JAGDALPUR. O comboio foi atingido por uma mina terrestre colocada por um grupo de mais de cem rebeldes comunistas, que em seguida abriu fogo contra os carros na estrada. PATEL, o filho e mais oito seguranças foram seqüestrados. Mais tarde, os corpos dos reféns foram encontrados em uma mata na região. Entre os mortos também há outros políticos indianos. O vice-presidente do Partido do Congresso, RAHUL GANDHI, chegou no inicio da manhã ao local do ataque. MANMOHAN SINGH, o primeiro-ministro indiano, outro integrante da legenda, também foi prestar apoio a parentes das vítimas do atentado.

O PAPA FRANCISCO discursou hoje contra organizações mafiosas que praticam a exploração e a escravização de pessoas. O líder católico falou de improviso após a oração do ÂNGELUS, na PRAÇA SÃO PEDRO, no VATICANO.

Investigadores franceses estão tratando o ataque a um militar no complexo LA DÉFENSE, em PARIS, como um ato terrorista, afirmaram promotores hoje. O soldado foi esfaqueado no sábado durante uma ronda no bairro empresarial no oeste da capital francesa. O agressor, que inicialmente foi identificado como um homem barbudo e de origem norte-africana escapou. Uma caçada policial está em andamento. O militar sobreviveu.

MICHAEL ADEBOLAJO, acusado de participar do assassinato do militar britânico LEE RIGBY, em LONDRES, no último dia 22, foi preso no QUÊNIA em 2010, confirmou hoje o governo britânico. Ele era suspeito de ligação com o grupo extremista AL-SHABAAB, que atua no Norte da ÁFRICA. Também hoje, um homem de 22 anos foi detido na capital britânica por suposto envolvimento no crime.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, visitou hoje a cidade de MOORE, em OKLAHOMA, que foi atingida na semana passada por um tornado que matou 24 pessoas. OBAMA anunciou aos moradores da região que o governo vai fornecer ajuda de longo prazo. O presidente também acompanhou os trabalhos de limpeza e construção da área atingida e se encontrou com familiares das vítimas.          




2 014      :    SEGUNDA-FEIRA
Uma manhã chuvosa. Na minha biblioteca vou atualizar o dia 26 de maio. Consigo também ler os e-mails que chegaram e revejo meu blog, a caminho de um milhão de visualizações. Às 10:30 horas estou com 935.340 aberturas.
Vou ter uma semana de eventos que exigirão um esforço além do que posso, pois a idade está me limitando em minhas ações. São inúmeras as ideias, mas o físico diz que nem tudo pode se fazer. Minha maior preocupação continua sendo a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. As calhas estão novamente entupidas e a umidade é latente nesses dias de chuva. Os bombeiros prometeram fazer a reforma, mas os dias vão se passando e nada de prático acontece.
Por volta das 12:30 horas estou chegando à Sociedade. MARINEI está preocupada com seu pai. Ontem, com o carro parado, ele sofreu uma batida de moto. Em alta disparada, o motoqueiro perde o controle e colide violentamente com o automóvel, causando um bom estrago material. Ele é “cuspido” da moto e ainda cai em cima de um outro veículo, mas ainda se levanta e, de qualquer jeito, consegue fugir com a moto avariada.
Tenho um compromisso na Câmara Municipal nesta noite. Somente depois das 18 horas é que vou a pé para esse local.   

Ó Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador José Américo, tem a honra de convidar para a Sessão Solene em homenagem ao Capitão PM ALBERTO MENDES JÚNIOR “in memoriam”, por iniciativa do Vereador CORONEL PM TELHADA. (19 HORAS, NO PLENÁRIO 1º DE MAIO).

Na Câmara,  vamos encontrar no elevador o Juiz de Direito da 1ª Auditoria do Tribunal de Justiça Militar, dr. RONALDO JOÃO ROTH e outras autoridades que receberão condecorações nesta noite. No Plenário 1º de Maio, estão:  a advogada MARIA LÚCIA CAMARGO, ALFREDO DUARTE DOS SANTOS, CORONEL PRIMO, MAJOR PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA, SARGENTO TARCÍSIO, CHELALA, CORONEL PM GAMBARONI, CORONEL PM TARDELLI, COMENDADOR DE ROSE, os vereadores CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, CORONEL PM ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, CAPITÃO PM CONTE LOPES, bem como os coronéis que trabalham no gabinete do CORONEL PM CAMILO: ANTÃO e GIANNONE.  Cumprimentos vários homenageados desta noite. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES está em companhia de parentes do homenageado “post mortem” CAPITÃO PM MENDES JÚNIOR. Mas também está proposta outra homenagem: MAJOR NATHANIEL PRADO, que amanhã completará 88 anos de sua morte numa tragédia ocorrida no quartel da LUZ, na explosão acidental de uma granada que ocasionou várias mortes, pois os demais artefatos foram atingidos. Alguns corpos simplesmente desapareceram. Morreu no acidente o Comandante do Corpo Musical, CAPITÃO BENEDITO DE ASSIS LORENA, 1º SARGENTO Músico ARMANDO PIROLO e cabo PEDRO AMÉRICO DE FREITAS. Uma filha do MAJOR NATHANIEL se acha presente, com a idade de 99 anos. Em julho de 1924 tinha “estourado” a revolução de 1924. As bombas encontradas após o término da rebelião, foram armazenadas no quartel da LUZ, atual 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”. A explosão foi muito violenta e causou mortes e ferimentos em oficiais e praças que estavam no quartel em 27 de maio de 1926.
A sessão solene vai se iniciar depois das 20 horas. Os vereadores CORONEL PM CAMILO, CORONEL PM TELHADA e CAPITÃO PM CONTE LOPES estão irmanados nas homenagens prestadas ao MAJOR PM NATHANIEL PRADO e CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JÚNIOR. Na presidência da Mesa se revezam o CAMILO e o TELHADA. Durante a sessão solene há também apresentação de artistas e um vídeo sobre a vida do CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JÚNIOR. As condecorações que são entregues não são somente as do nosso Núcleo “MMDC-LESTE”, mas também do nosso outro Núcleo “MMDC IBIRAPUERA ‘HERÓIS DE 32’, com a presença do MAJOR COSTA E SILVA, seu presidente. Pelo Núcleo “MMDC-LESTE” estão os 1ºs TENENTES PM NATANAEL e JOSÉ FILHO (este foi promovido em 24 de maio).  
logo_mmdc leste“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
MMDC

Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

Evento do Dia 26 de MAIO de 2014 – 19:30h
Local: Plenário 1º de Maio da Câmara dos Vereadores
(Palácio Anchieta) è Vd Jacareí, 100 - 1º andar
 

Solenidade de Comemoração ao Cap PM Alberto Mendes Junior “in memoriam”– Patrono da PMESP, e, alusão ao
 “Aniversário do 82º Ano da Juventude Constitucionalista”
 






Lista por ETAPAS de entregas de Todas as Medalhas:

1ª Etapa: è “mmdcleste”
Medalha: “COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Exmº Dr. Ronaldo João Roth
Juiz de Direito – 1ª Auditoria TJM
2
Dr. Dircêo Torrecillas Ramos
Profº Direito USP, da FGV, Pres. Comiss Dir Const da OAB
3
Cel PM Wagner Tardelli
Cmt CPCopa e Cmt da ESSgt
4
Cel PM Ricardo Gambaroni
Cmt do GRPAe


Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
1
Ten Cel PM Marcelino Fernandes da Silva
Correg PM
2
Sr. José Jantália
Assessor Parlamentar
3
Dr. José Carlos Rodrigues Pereira do Vale
Advogado


Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Álvaro Batista Camilo
Vereador
2
Paulo Henrique Leonel
Engenheiro de Produção
3
Leonardo Shirouzu
Administrador Segurança
4
Maj PM Anderson Lima de Oliveira
Sub Cmt 3º GB
5
Cap PM Celso Nogueira Migliaccio
CPA/M-5
2ª Etapa: è “mmdc Ibirapuera”
Medalha: COLAR JUBILEU DE BRILHANTE DA REVOLUÇÃO do IHGGS
NOME
FUNÇÃO
1
Exmo Dr Julio de Araújo Franco Filho
Desembargado Federal do Trabalho
2
Major Rony de Castro França Junior
Ch S4 Base Adm Apoio do Ibirapuera

Medalha: “COLAR HERÓIS DE 32
NOME
FUNÇÃO
1
Cel Ernesto Primo Aragão Barros
Cmt da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera
2
Sub Ten PM Raimundo Nazareno Lima da Silva
Assessor da Presidencia da Fundação Casa
3
3º Sgt PM Rosalin Dias Primo
Diretora Adm mmdcleste
4
Cb PM Fabio Antonio de Lima
Dir Telemática mmdcleste
5
Cb PM Marco Paulo Simões
3º GB
6
Sd PM Douglas Arrais Alencar
3º GB
7
Sr. Douglas Ramos
Publicitário

Medalha: “COLAR DO ALVARENGA E HERÓIS ANÔNIMOSIHGGS
NOME
FUNÇÃO
1
Dr Antonio Basile
Presidente da Atrium Concorde
2
Sr. Alfredo Duarte dos Santos
Policial Civil

3ª Etapa: è “ABRASCI” e “ABFIP ONU”
         Medalha: “460 anos da Cidade de São Paulo” - ABRASCI

NOME
FUNÇÃO
1
Prof. José Donizetti Nicolini Gonçales
Escritor e Poeta – Titulado como Poeta da Alma
2
Dr. Edson Alves Costa
Procurador de Justiça, da Procuradoria de Habeas Corpus e Mandados de Segurança Criminais

3
Erika Poncio Kunkel Varejão
Pianinista, Artista Plasticas, empresaria musical  e produtora de eventos

4
Prof. Dr. Iberê Luiz di Tizio
Economista, doutor em liguistica – Toponimia

5
Dr. Paulo Roberto de Oliveira Motta
Delegado de Policia e desenvolvedor da Galeria dos Policiais ou Velha Guarda da Policia Civil

6
Dr. Ricardo Vergueiro Figueiredo
Juiz Diretor do Foro da 2ª Circunscrição Judiciária Militar
7
Roberto Twiaschor
Violinista e Engenherio
8
Reinaldo Marques
Artista plástico começou sua pintura nos anos 50, onde juntamente com um grupo de jovens pintores, Renot desenvolveu sua obra voltada para os temas Baianos de figuras e casarios
9
Dr. Wladimir Viveiro
Advogado e Professor Universitário, escritor de obras como "Orçamento Público e Cidadania”
Diplomas de Louvor e Medalha: “460 anos da Cidade de São Paulo
ao GRUPO ALCACHOFRA - ABRASCI

NOME
FUNÇÃO
1
Cesar H. Del Carlo
Diretor do Grupo  Alcachofra
2
Fernanda Rezende Sarreta Del carlos
Diretora da Buffet Di Lucca – Empresa do Grupo Alcachofra


Medalha: “Nobres Cavaleiros do BrasilABRASCI
NOME
FUNÇÃO
1
Comendador Roberto C. T. Mendes
Diretor da UPDI engenharia de sistemas e chanceler da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

Medalha: COLAR GRAU CAVALEIRO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel EB R1 Wanderley Gomes Sardinha
Escritor Membro da Academia de Letras de Lorena - SP
2
Cap EB R1 José Pereira Filho
19º Contingente Batalhão Suez
3
Ten PM Altino Pinto
Presidente do Conselho de Pastores de Avaré - SP
4
Sr. José Maria Leal
14º Contingente Batalhão Suez

Elaborado por  Natanael – Cerimonial mmdcleste
O vereador CAPITÃO PM CONTE LOPES faz um contundente discurso sobre a situação em que se encontra o BRASIL de hoje. Fala da não promoção do nosso herói MENDES JÚNIOR a CORONEL, enquanto terroristas como LAMARCA foram endeusados pelo atual regime que impera no País. Já o CORONEL PM CAMILO é mais comedido em seu discurso, manifestando ponderação em nossas ações. TELHADA tece o histórico da tragédia acontecida com o MAJOR NATHANIEL PRADO e a heroicidade de MENDES JÚNIOR, que se ofereceu em holocausto para salvar as vidas de seus comandados.
Passam das 22:30 horas quando o vereador CORONEL PM TELHADA, encerra a magnífica sessão solene. Vamos conversar com algumas pessoas e, entre elas, está a filha de MAX BASILE, um dos nossos mais antigos associados. Ela faz questão de tirar uma foto conosco, a fim de mostrar para seu pai. Adoentado, MAX BASILE tem se comunicado comigo através de cartas e telefonemas. Ele tem um carinho todos especial pelo MMDC.
O CORONEL PM MENDES vai me dar uma “carona” até a ARMÊNIA. Antes, ele deixa na Sociedade a SALVA DE PRATA que recebeu na sessão solene na Câmara Municipal, em 23 de maio. Acertamos nossa participação em 28 de maio quando iremos condecorar, no 8º DISTRITO NAVAL, o Comandante, VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO.

Praticamente todas as cidades – sede da COPA DO MUNDO – já tiveram de enfrentar algum tipo de protesto contra a realização da competição. Hoje, com a chegada da seleção brasileira ao RIO DE JANEIRO não foi diferente. Professores e moradores de TERESÓPOLIS, cidade onde fica a GRANJA COMARY, brigaram por suas causas. O protesto dos professores começou antes mesmo de a seleção chegar. Cerca de 200 profissionais do sistema educacional do RIO DE JANEIRO, em greve, colaram adesivos de protesto no ônibus dos jogadores. Além da tradicional frase “não vai ter COPA”, os manifestantes gritaram contra alguns jogadores chamando-os de mercenários. “Pode acreditar, educador vale mais do que o NEYMAR” e “Da COPA eu abro mão. Quero mais dinheiro para a saúde e a educação”, foram dois gritos entoados.
Parte dessas pessoas seguiu a seleção até a GRANJA COMARY e o protesto continuou. O local, aliás, recebeu outra manifestação, um pouco mais cedo, antes da chegada dos jogadores. Um grupo de ativistas cobrou a entrega de casas às vítimas da chuva na região serrana do RIO, em 2011. Os professores e os ativistas não usaram de violência em momento algum dos protestos, assim como a polícia.
As manifestações podem ter surtido efeito em alguém, mas essa pessoa não foi CARLOS ALBERTO PARREIRA. O coordenador técnico da seleção brasileira minimizou os atos registrados hoje. “Cada um interpreta da maneira que quiser. Foram, no máximo, 200 pessoas. Tenho certeza de que a seleção é um patrimônio cultural do país. Fomos aplaudidos por onde passamos. Houve manifestação no RIO DE JANEIRO, mas sem nenhum tipo de problema para a gente em TERESÓPOLIS”, disse.

Os fãs do ex-piloto MICHAEL SHUMACHER receberam boas notícias hoje. Segundo o jornal espanhol “MUNDO DEPORTIVO”, a porta-voz do piloto, SABINE KEHM, confirmou que o heptacampeão de Fórmula 1 apresentou melhoras nos últimos dias. De acordo com a publicação, ela informou que, nos momentos de consciência, SCHUMACHER tem “capacidade para interagir com o ambiente”. O alemão está internado desde dezembro, após bater a cabeça em uma queda de esqui, e ficou muitos meses em coma induzido.

A morte do ex-atacante WASHINGTON pode ter sido provocada por falha do enfermeiro responsável por vigiá-lo durante a noite. O ídolo do FLUMINENSE morreu em sua casa, ontem, em CURITIBA, capital paranaense.
“O enfermeiro da noite me chamou desesperado, me pedindo perdão e desculpa. Mas o WASHINGTON morreu”, disse a mulher do ex-jogador, MARILIZ DE FÁTIMA DA CUNHA. Segundo os familiares do ex-atleta, o enfermeiro dormiu durante o plantão. WASHINGTON usava uma máscara de oxigênio para auxiliá-lo na respiração e foi encontrado com o respirador caído. Quando precisava chamar os enfermeiros, o ex-atleta apertava o botão de um equipamento de alerta. Ídolo do FLUMINENSE e do ATLÉTICO PARANAENSE, o ex-atacante estava com 54 anos e sofria de ELA (ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA). A doença degenerativa afeta os neurônios motores e as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos. Em decorrência da esclerose, WASHINGTON estava há cinco anos de cama e precisava de cuidados constantes. WASHINGTON foi velado hoje em SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, região metropolitana de CURITIBA.  De lá, foi levado para VALENÇA (BA), sua cidade natal, onde vai ser feito o sepultamento.