terça-feira, 1 de novembro de 2016

1º DE NOVEMBRO DE 1968 - EXPULSOS DA FORÇA PÚBLICA: 1º SARGENTO RUBENS JAIRO DOS SANTOS, CABO ÉDSON VIEIRA E SOLDADO JESSÉ CÂNDIDO DE MORAIS, ENVOLVIDOS EM ATOS DE TERRORISMO.

  48 a. de minhas memórias em 1º de novembro de 1968: “Saio de casa às 10 horas. Vou para SÃO PAULO, passando, inicialmente, pelo BATALHÃO DE GUARDAS. Cruzo com o CORONEL Res JÚLIO PIELUSH ALTMANN, com o qual converso (foi meu sub-comandante no 12º BATALHÃO DE POLÍCIA). No BG converso com o soldado SILAS DOS SANTOS a respeito da casa que tenho para alugar e que se encontra vazia desde o dia 26 de outubro. Esse rapaz a queria alugar no mês passado. Acontece que já encontrou uma no IMIRIM. Quando chego no 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR fico sabendo que estou escalado para entrar de oficial de dia em 5 de novembro. Acontece que o TENENTE SIMEIRA pediu-me para entrar hoje e já acertamos isso com o MAJOR WILSON VASCONCELOS. Às 12:15 horas recebo o ASPIRANTE A OFICIAL RENALDO. O expediente começa com a notícia de que às 16 horas haverá a solenidade de expulsão de três elementos da FP, implicados nos atos de terrorismo: 1º SARGENTO RUBENS JAIRO DOS SANTOS, CABO ÉDSON VIEIRA e SOLDADO JESSÉ CÂNDIDO DE MORAIS. Esse acontecimento é bastante desagradável, mas necessário para fortalecer o espírito de disciplina. Às 13 horas, está marcada uma sessão do CONSELHO DE DISCIPLINA, a do 2º SARGENTO NELSON LAVECHIA. Acontece que, devida a agitação no quartel, é suspensa essa sessão. O Batalhão recebe os presos: SARGENTO JAIRO, SOLDADO JESSÉ e, mais tarde, o CABO ÉDSON. Coloco-os na sala do Adjunto, onde, até a hora da expulsão, ali ficarão “guardados” sob escolta. O SARGENTO JAIRO está sem farda. Precisamos arrumar uma no almoxarifado e isso é feito com a ajuda do TENENTE NOVAES e um sargento daquela Repartição.

O COMANDANTE GERAL, oficiais superiores, representações de todas as Unidades da FP, comparecem ao Batalhão. Aqui chegam repórteres, televisão, enfim toda a imprensa falada e escrita. É realizada a solenidade. A “ORDEM DO DIA”, baixada pelo Comandante Geral, é lida. Os três elementos são conduzidos sob escolta da guarda do quartel, enquanto rufam os tambores. Um sargento, um cabo e um soldado do DPM despojam o ex-SARGENTO JAIRO, o ex-CABO ÉDSON e o ex-soldado JESSÉ de suas vestes, deixando-os apenas com as roupas civis que estão por baixo. A tropa, sob o comando do CAPITÃO ISER BRIZOLA, vira as costas para os malfeitores que, incontinente, são entregues à polícia civil. Os oficiais superiores permanecem do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR” durante alguns minutos. Vários comentários surgem no seio da tropa. Lá pelas 18 horas, o quartel volta à normalidade. Alguns oficiais deixam o Batalhão mais cedo. Falam que o TENENTE-CORONEL AMARAL GURGEL foi promovido a CORONEL e que o MAJOR MÁRIO FERREIRA foi promovido a TENENTE-CORONEL. Também dizem que o CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA foi promovido a MAJOR. Às 19:30 horas, janto no SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA com o TENENTE NÍVIO MARCELINO. Os Capitães ACHILES CRAVEIRO e LÍCIO DE ARRUDA também lá estão. 

261º ANIV DO TERREMOTO DE LISBOA - 1º DE NOVEMBRO DE 1755


261 a. do TERREMOTO DE LISBOA. Na manhã de 1º de novembro de 1755 a cidade estremeceu, abalada profundamente, e começou a desabar. Eram 9 horas, dia de TODOS-OS-SANTOS. Nas suas casas ardiam as velas dos oratórios, e as igrejas convidavam o povo a ouvir missas. Toda a gente, numa onda, correu às praias. Mas, rolando em massas, estancou perante a onda que vinha do rio, galgando a inundar as ruas, invadindo as casas. Por sobre esse encontro ruidoso, uma nuvem de pó que toldava os ares e escurecia o sol, pairava, formada já pelos detritos das construções e das mobílias, que o abalo interno da terra, e os desabamentos enviavam, em estilhas, para o ar. O cenário do fim de um mundo, nas palavras de OLIVEIRA MARTINS, historiador português do século XIX, era a LISBOA de 1755, num momento em que PORTUGAL já não era mais rei dos mares. O abalo sísmico, que completou 250 anos em 2005, balançou com força a corda bamba em que a quarta maior cidade da EUROPA se equilibrava. O ouro brasileiro não mais a escorava, e o feriado santo não lhe trazia paz. Cinco dias depois. O único jornal em circulação, a GAZETA DE LISBOA, noticiava: “O dia 1º do corrente ficará memorável a todos os séculos pelos terremotos e incêndios que arruinaram uma grande parte desta cidade; mas tem havido a felicidade de se acharem na ruína os cofres da fazenda real e da maior parte dos particulares”. Aparentemente, a imprensa, assim como a elite, não se descabelava com os efeitos do tremor: não publicava absolutamente nenhum detalhe sobre os edifícios e as vidas destruídas. Mas, afinal, o que o incidente significou? Até a tragédia de LISBOA, fazia sentido chamar um terremoto de “mal natural”. Depois do cataclismo, isso mudou. Ali surgiu a curiosidade que levou ao nascimento de uma nova ciência: a sismologia. O terremoto de LISBOA foi o primeiro a ser estudado de fato. O MARQUÊS DE POMBAL, primeiro-ministro, ordenou que um questionário sobre os danos fosse respondido em todo o país. Havia até perguntas prosaicas, como se os animais haviam se comportado de modo diferente nas vésperas do sismo. Esses dados são úteis ainda hoje pra os especialistas em sismologia. A mentalidade popular também mudou com o desafio: como uma cidade tão beata podia padecer de tamanha catástrofe? Como podiam se enterrar sob os escombros de igrejas católicas milhares de fiéis? Em pleno século das LUZES, o questionamento da bondade de DEUS estremecia a fé. Era hora de recorrer à ciência. Assim, o cataclismo lisboeta despiu o manto moral que revestia os desastres naturais. “Ele chocou a civilização ocidental mais do que qualquer outro evento desde a queda de ROMA”, diz a filósofa americana SUSAN NEIMAN. Ela compara o sismo em termos de importância ao HOLOCAUSTO judeu na Segunda Guerra. As duas hecatombes levaram os intelectuais não só a duvidar da providência divina como a separar definitivamente o mal natural do moral.
O terremoto atingiu 9 graus na escala RICHTER e durou entre 3 e 6 minutos – o suficiente para que rachaduras de 5 metros rasgassem o centro da cidade. Minutos depois, LISBOA era engolida por três tsunamis. Mas não foi só PORTUGAL que sentiu o abalo. No restante da EUROPA, as ondas mais revoltas chegaram à FINLÂNDIA e um tsunami de 3 metros lavou a costa sul da INGLATERRA. O norte da ÁFRICA e as ILHAS DE MARTINICA e BARBADOS, foram varridas por tsunamis menos piedosos, com mais de vinte metros de altura. Só do MARROCOS levaram dez mil corpos. Dos 275 mil lisboetas, cerca de 70 mil morreram. Na época, chegou-se a cogitar que cem mil teriam desaparecido. Cerca de 85% das construções, incluindo palácios e igrejas, sucumbiram. Em meio aos destroços ficaram 70 mil volumes da Biblioteca Real e centenas de quadros de pintores renascentistas famosos, como o flamengo RUBENS e o italiano CORREGGIO. No dia da tragédia, dom JOSÉ I passeava com a família por BELÉM. Salvo pela sorte, o rei deixou PORTUGAL nas mãos de seu ministro dos interiores, POMBAL, e claustrofóbico, refugiou-se num complexo de tendas no ALTO DA AJUDA.
POMBAL apoiou-se em explicações naturalistas e não estava disposto a deixar a tragédia macular seu governo recém-iniciado. Enterrou os cadáveres que se amontoavam para evitar a peste, distribuiu alimentos e colocou a milícia nas ruas, além de assegurar a circulação do jornal semanal – só as informações evitariam rumores e especulações.
No embate entre a fé exacerbada e o despotismo esclarecido, o segundo venceu. MALAGRIDA morreu num auto-de-fé. O jesuíta italiano logo após o tremor aconselhou os portugueses a trocarem o trabalho de reconstrução pelo retiro espiritual. Era a única forma de se livrarem da “ira divina”. POMBAL reergueu LISBOA e a economia de PORTUGAL com mão de aço e auxílio de novos impostos sobre as colônias.
De acordo com IRIS KANTOR, professora de História Ibérica da Universidade de SÃO PAULO, “no BRASIL, o terremoto é lido de maneira profética, à la MALAGRIDA”. Os historiadores sempre relutaram, mas é fato que o desastre desencadeou mudanças, como a expulsão dos jesuítas – desafetos do MARQUÊS DE POMBAL – além de aumentos nos tributos sobre a circulação de mercadorias no BRASIL.

É inegável também que o modelo de reconstrução lisboeta repercutiu na AMÉRICA portuguesa. “Isso fazia com que os colonos percebessem, cada vez mais, que eles ocupavam a periferia do império, um estatuto inferior”, diz IRIS KANTOR.


31 DE OUTUBRO DE 2016 - SEGUNDA-FEIRA

CORONÉIS PM ANTONIO  CARLOS MENDES E MARIO FONSECA VENTURA
DIA   TRINTA   E   UM   DE   OUTUBRO    DE     2 016     -      SEGUNDA-FEIRA.
79 anos, 10 meses e 4 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
DIA 115º DO ANO 67º
58 anos e 147 dias na PMESP.
57 anos e 259 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 919 dias – 498 932 horas.
53 anos e 52 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 231 dias no Posto de Coronel – 343 meses e 19 dias.
5 anos e 116 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 992 dias C O R O N E L - 24 anos e 322 dias na reserva.
11 076-662 880                            10 992-257 336                          10 717 -250 932.
DIA DE SANTA MARIANA. Morreu aos 26 anos, em 1644. Tentava esconder suas penitências e por anos alimentou-se apenas com hóstias da comunhão. Foi canonizada em 1950.
DIA DE SANTO AFONSO RODRIGUES. Nasceu na ESPANHA em 1533. Casou aos 27 anos, mas sua esposa e seus filhos morreram. Voltou-se para a religião após perder mulher e filhos. Em 1571, foi admitido ao noviciado. Foi muito devotado a NOSSA SENHORA. Ficou famoso pela habilidade de dar conselhos. Morreu no ano de 1617.

DIA DO FUTEBOL
DIA DO BALCONISTA
DIA DAS BRUXAS
DIA DO SACI
DIA DO FERROVIÁRIO
DIA DO NORMALISTA
DIA MUNDIAL DO COMISSÁRIO DE VÔO
DIA MUNDIAL DA POUPANÇA
DIA DA REFORMA NA ALEMANHA
MITOLOGIA CELTA: DIA DE SAMHAIN OU HALLOWEEN. ANO NOVO CELTA

NINGUÉM É TÃO IGNORANTE QUE NÃO TENHA ALGO A ENSINAR. NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA ALGO A APRENDER.
(BLAISE PASCAL)

HALLOWEEN – era um festival do calendário celta da IRLANDA, o SAMHAIN, que ia de 30 de outubro a 2 de novembro e marcava o fim do verão. O SAMHAIN era comemorado por volta do dia 1º de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram. Para os celtas, os deuses também eram ancestrais. Com a cristianização, essa celebração se dividiu em duas: o DIA DE FINADOS e o HALLOWEEN. O primeiro, comemorado no dia 2 de novembro, surgiu para homenagear os ancestrais. Já entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e o 1º de novembro, ocorria o ALL HALLOWS EVENING, o DIA DE TODOS OS SANTOS. As entidades pagãs viraram santos católicos. Foi o que aconteceu com BRIGHID, que virou SANTA BRÍGIDA. A relação da data com as bruxas começou na IDADE MÉDIA, na INQUISIÇÃO, quando a IGREJA condenava curandeiras e pagãos. Todos eram designados bruxos. Essa distorção se perpetuou e o HALLOWEEN, levado aos EUA pelos irlandeses, no século XIX, ficou conhecido como DIA DAS BRUXAS. Os celtas, que viviam onde hoje estão IRLANDA, REINO UNIDO e o norte da FRANÇA, cultuavam o HALLOWEEN como um ritual religioso druida. As pessoas se vestiam com cabeças e couro de animais para espantar os espíritos que tentassem voltar para fazer o mal. Por volta de 1840, a crença, já bastante modificada, foi incorporada à cultura norte-americana com a chegada dos imigrantes irlandeses ao país.
No BRASIL existe um grupo de pessoas que quer transformar o 31 de outubro no DIA DO SACI. Os defensores da idéia dizem que esta seria uma forma de resgatar e valorizar a cultura brasileira, privilegiando personagens populares como o saci-pererê, a cuca, o boitatá, o curupira, a mula-sem-cabeça, entre tantos outros, em vez de fazer reverência a bruxas, gnomos e duendes. Há até políticos, como o ministro da Coordenação Política, ALDO REBELO, que lutam para transformar a data num evento oficial do calendário nacional. Em SÃO LUIZ DO PARAITINGA, o DIA DO SACI foi aprovado em 2003.

1541 a. assume o Império Romano do Ocidente seu último imperador: RÔMULO AUGUSTO, em 31 de outubro de 475.
671 a. nasce o rei FERNANDO I, de PORTUGAL, em 31 de outubro de 1345. Falece em 1383.
625 a. nasce o rei DUARTE, de PORTUGAL, em 31 de outubro de 1391. Falece em 1438.
499 a. em processo contra o que considerava desvios doutrinários e teológicos na IGREJA CATÓLICA, como a venda de indulgências, o teólogo e frade agostiniano MARTINHO LUTERO elabora 95 teses e as prega na porta da igreja do castelo de WITTENBERG, em 31 de outubro de 1517. Era o marco do começo da REFORMA PROTESTANTE.
475 a. depois de sete anos de trabalho, o pintor MICHELANGELO termina o afresco JUÍZO FINAL, considerado o maior da RENASCENÇA, em 31 de outubro de 1541. A obra de um dos mais talentosos artistas de todos os tempos fica atrás do altar da CAPELA SISTINA e mede 13,70 X 12,20 metros. Para a sua execução, duas janelas foram fechadas, e algumas pinturas, apagadas. O afresco, como o nome sugere, é uma representação da narrativa bíblica dos últimos dias. 
323 a. enforcamento histórico das três irmãs SANDERSON – condenadas à morte por bruxaria – em GALLOWS HILL, na cidade de SALÉM, estado norte-americano de MASSACHUSETTS, em 31 de outubro de 1693.
311 a. nasce o PAPA CLEMENTE XIV, em 31 de outubro de 1705. Veio a falecer em 1774.
302 a. JORGE I da INGLATERRA é coroado rei da GRÃ-BRETANHA e da IRLANDA, em 31 de outubro de 1714.
226 a. surge o Periódico de HAVANA, primeiro jornal literário-econômico publicado na capital cubana, em 31 de outubro de 1790.
223 a. execução de líderes girondinos durante a Revolução Francesa, em 31 de outubro de 1793.
222 a. físico e químico inglês JOHN DALTON descobre o daltonismo, anomalia ótica que impede a pessoa de distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde, em 31 de outubro de 1794.
221 a. nasce JOHN KEATS, um dos principais poetas do movimento romântico inglês, em 31 de outubro de 1795. Falece em 1821.
213 a. ESTADOS UNIDOS compram oficialmente o território de LOUSIANA, em 31 de outubro de 1803.
201 a. nasce KARL WEIERSTRASS, matemático alemão, em 31 de outubro de 1815. Falece em 1897.
180 a. nasce JOHANN FRIEDRICH WILHELM ADOLF VON BAEYER, químico alemão, em 31 de outubro de 1836. Falece em 1917.
178 a. nasce o Rei LUÍS I DE PORTUGAL em 31 de outubro de 1838. Falece em 1889.
176 a. nasce FRANCISCO DE CARVALHO SOARES BRANDÃO em JABOATÃO (PE), em 31 de outubro de 1840. Falece no RIO DE JANEIRO, em 1º de setembro de 1899. Advogado e jornalista. Formado em Direito pela Faculdade de OLINDA (PE), na turma de 1861. Redator de A PROVÍNCIA. Orador do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano. Deputado Provincial pelo Estado de PERNAMBUCO em diversas legislaturas. Deputado Geral por PERNAMBUCO (1878/81). Presidente da Província de ALAGOAS, em 1878. Presidente da Província do RIO GRANDE DO SUL (1881/82. Presidente da Província de SÃO PAULO (1882/83). Senador pelo Estado de PERNAMBUCO (1883/89). Ministro dos Estrangeiros (1883/84). Camarista da Imperatriz D. THEREZA CHRISTINA. Foi agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de Conselheiro de Estado.
152 a. Estado de NEVADA ingressa na UNIÃO (ESTADOS UNIDOS) em 31 de outubro de 1864.
138 a. falece JOÃO THEODORO XAVIER DE MATTOS. Nasceu em MOGI MIRIM, em 1º de maio de 1828. Falece em SÃO PAULO, no dia 31 de outubro de 1878. Uma breve biografia profissional daquele que foi Presidente da Província de SÃO PAULO, em 1872/75, está lançada na data em que se comemora seu aniversário.   
124 a. nasce ALEXANDER ALEXANDROVICH ALEKHINE, enxadrista russo, em 31 de outubro de 1892. Falece em 1946.
123 a. nasce o CORONEL PM HERCULANO DE CARVALHO E SILVA. Ajudante de Ordens do Presidente do Estado de São Paulo ALTINO ARANTES, em 1917/20. Diretor da Caixa Beneficente da Força Pública em 1928. Interventor no Município de Presidente Venceslau, em 1930. Ativista do Movimento Constitucionalista de 32. Comandante Geral da FORÇA PÚBLICA em 1932. Governador Militar em 1932. Nasceu na cidade de SAPUCAIA, em 31 de outubro de 1893. Falece no RIO DE JANEIRO, em 11 de março de 1963. 
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 31 de outubro de 1898: consta-nos que o doutor FRANCISCO MARTINIANO DA COSTA CARVALHO, chefe de polícia, esteve hoje em palácio em conferência com o doutor vice-presidente do Estado. Nessa conferência s.s. apresentou a demissão coletiva de todas as autoridades policiais desta capital.
Acompanhado de sua família seguiu hoje para o RIO, em trem especial, às 7 horas da manhã, o senhor general doutor CAMPOS SALLES.
Pedem-nos para lembrar a quem competir a conveniência de ser posta no centro do viaduto uma leve camada de areia, a fim de evitar as repetidas quedas de animais, ocasionadas pela umidade. A lembrança deve ser tomada em consideração.
O governo de MINAS expediu decreto organizando a prefeitura da capital de MINAS e nomeando o pessoa para o desempenho dos diversos serviços.
Informa-nos o doutor GOMES CARDIM que se considera eleito pelo terço para a nova Câmara Municipal. Só no BRÁS o seu nome foi sufragado com 553 votos, conforme publica a maioria dos jornais, a sua votação total atinge a 1.235 votos.
Do novo ministério francês farão parte os senhores FREYCINET, BOURGEOIS e BENJAMIN CONSTANT.
As fronteiras do RIO GRANDE DO SUL continuam afluindo muitas famílias orientais, com enormes tropas de gado e carretas carregadas de trastes e víveres.
Em CADIZ foram recolhidos à prisão os coronéis SAN MARTIN e SOTTO, pelo crime de terem entregue aos americanos PORTO RICO e CAVITO.
O governo do URUGUAI tem realizado inúmeras prisões, no intuito de descobrir os cabeças da anunciada revolução, que tanto tem inquietado o espírito público.
MARTINEZ CAMPOS é de opinião que a ESPANHA deve entregar a ILHA DE CUBA, como indenização de guerra. 
117 a das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 31 de outubro de 1899: com a LIGHT AND POWER lavraram contrato os negociantes de nossa praça senhores JOSEPH LEVY FRÈRES & COMP para o fornecimento de canos para cabos eletrônicos. Esses canos são da fábrica de OSASCO de SANSAUD DE LAVAUD & COMP.
O governo mandou fechar as escolas públicas na capital a fim de que sejam desinfectadas. Não se sabe por quanto tempo as escolas permanecerão fechadas.
Em SANTOS, o diretor de Higiene ontem intimou diretores de hotéis, colégios, etc a desinfectarem os edifícios diariamente e exigindo máxima limpeza. Poderá na cadeia fazer-se o mesmo?
Reclamamos há dias contra o acúmulo de presos na cadeia pública; estamos mesmo informados eu eles elevam-se a cerca de 500 quando se dispõe ali apenas de 12 prisões. Numa delas estão acumulados 125 homens tendo a sala espaço de 15 metros por oito. Pergunta-se: há higiene, há condição sanitária, há saúde que resista?
A Secretaria do Interior, de hoje em diante, durante a peste, passará a funcionar também à noite.
CASA BRANCA – é provável que por estes dias fiquem concluídas as obras de canalização de água encetadas pela Câmara. Logo que se achem prontas as caixas para reservatórios que vão ser feitas, o intendente providenciará sobre a limpeza interna do manancial, que, há mais de seis anos não foi limpo.
RIO – As praças do Exército que tomaram parte no grande conflito que se deu na PENHA, serão transferidas para a guarnição de MATO GROSSO.
114 a. nasce o escritor e poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE em ITABIRA DO MATO DENTRO, Estado de MINAS GERAIS, no dia 31 de outubro de 1902. Nono filho de CARLOS DE PAULA ANDRADE, fazendeiro, e dona JULIETA AUGUSTA DRUMMOND DE ANDRADE. Em 31 de janeiro de 1987 escreveu seu último poema, “ELEGIA A UM TUCANO MORTO”, que passou a integrar FAREWELL, último livro organizado pelo poeta. É homenageado, com o enredo “O REINO DAS PALAVRAS”, pela Escola de Samba ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA, que venceu o carnaval do Rio, naquele ano. No dia 5 de agosto de 1987, depois de dois meses de internação, morreu sua filha MARIA JULIETA, vítima de câncer. “Assim terminou a vida da pessoa que mais amei neste mundo”, escreveu DRUMMOND num diário. Doze dias depois morreu o poeta, de problemas cardíacos. Foi enterrado junto com a filha no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, do RIO. O poeta deixou obras inéditas: O AVESSO DAS COISAS (aforismos), MOÇA DEITADA NA GRAMA, O AMOR NATURAL (poemas eróticos), POESIA ERRANTE, FAREWELL, atualmente editados pela Record, ARTE EM EXPOSIÇÃO, além de crônicas, dedicatórias em verso coletadas pelo autor, correspondência e um texto para um espetáculo musical, ainda sem título. Reedição de DE NOTÍCIAS E NÃO – NOTÍCIAS FAZ-SE  A CRÔNICA; EDIÇÃO DE CRÔNICAS 1930-1934.
Em 1989, a CASA DA MOEDA homenageou o poeta emitindo uma nota de 50 CRUZADOS. Em 1990, o CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL organizou uma exposição comemorativa dos 60 anos da publicação de ALGUMA POESIA. Nesse ano, tivemos palestras de MANUEL GRAÑA ETCHEVERRY, “EL EROTISMO EM LA POESÍA DE DRUMMOND”, no CCBB, e de AFFONSO ROMANO DE SANT´ANNA, “DRUMMOND, UM GAUCHE NO MUNDO”.  Encenação teatral de MUNDO, VASTO MUNDO, com TÔNIA CARRERO, o coral GARGANTA e PAULO AUTRAN, sob a direção deste, no teatro II do CCBB. Encenação de CRÔNICA VIVA, com adaptação de JOÃO BRANDÃO e PEDRO DRUMMOND, no CCBB. Nos anos que se seguiram, sempre tivemos inúmeras homenagens ao poeta, como o II FÓRUM ITABIRA SÉCULO XXI – CENTENÁRIO DRUMMOND, realizado em outubro de 2001 na cidade de ITABIRA. HOMENAGEM IN MEMORIAM MEDALHA COMEMORATIVA DOS 70 ANOS DO MEC e também uma homenagem aos ex–alunos da Universidade Federal de MINAS GERAIS.
111 a. MÁRIO DE ALENCAR é eleito para a Cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 31 de outubro de 1905.
106 a. nasce Santo Irmão HECTOR VALDIVIELSO, monge do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, primeiro santo da ARGENTINA e mártir de TURÓN, em 31 de outubro de 1910. Falece em 1934.
106 a. (JAPÃO) O fim principal da escola japonesa é o progresso na nação para o que ela procura sempre afeiçoar o caráter do futuro cidadão. Naturalmente, não é com o programa de estudos que isso se consegue, mas com a ação cotidiana do professor, que tendo em vista aquele elevado fim, procura instigar na criança hábitos de ordem e disciplina. São dizeres publicados em 31 de outubro de 1910 no jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”.
105 a. (SÃO CARLOS) Vão animadas as subscrições que uma comissão de cavalheiros está promovendo em benefício das vítimas das enchentes do sul. Já sobem a importantes somas as quantias. A empresa teatral PAULISTA oferecerá um espetáculo para esse fim. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO EM 31 DE OUTUBRO DE 1911).
102 a. nasce EMÍLIO RODRIGUES em 31 de outubro de 1914. O TENENTE PM ROVINA, Cmt do Núcleo de ARAÇATUBA, mandou-me um e-mail em 24 de novembro de 2012 sobre esse veterano da Revolução de 1932: Caríssimo Comandante Coronel Ventura: Ontem 23/NOV estive visitando o Sr Emílio Rodrigues, para poder conversar e verificar a situação do mesmo a respeito de sua atuação na Revolução de 1932. Ele está bastante debilitado e necessitando de ajuda para coisas simples, até para tomar um cafezinho que me foi servido e isso cortou meu coração. Isso me fez lembrar de um trecho do início de um Capitulo da Série "Band Of Brothers" que tem o título Por que Lutamos? Eu digo que é para isso, para poder honrar essas pessoas que lutaram com o coração por um ideal quase esquecido pela comunidade brasileira nos dias de hoje: Patriotismo. Esse Sr tem um material bastante rico especialmente em citações, e ficou junto com sua esposa Otília bastante entristecido por esse ano não haver tido nada em nossas terras, apenas uma pequena nota nos jornais. A respeito de seus dados para que possam ser consultados comandante seguem abaixo:
EMÍLIO RODRIGUES
RG 2.105.505-1
NASCIDO AOS 31/10/1914
NA CIDADE DE SANTOS/SP
FIlho de Albino Rodrigues da Fonte e Dometilha Rodrigues Neves
Alistou-se aos 17 anos em Santos (estarei verificando com o Presidente do NC de São Vicente)
Combateu na cidade de Conchal contra tropas vindas de Minas Gerais
Casado com OTÍLIA APPARECIDA RUAS RODRIGUES
Rg 1.435.075
Nascida aos 19/10/1921
Em Araçatuba.  Filha de José Caetano Ruas e Arminda Ruas
Arraigou-se em Araçatuba por volta de 1940,
Viúvo ainda jovem, cuja 1ª esposa veio a falecer por conta de um câncer no cérebro, teve ainda que suportar a morte de 02 filhos, a filha vítima também de câncer e o filho vítima de infarto. Casou-se aos 41 anos com a Srª Otília Ruas Rodrigues, filha de um dos fundadores da cidade de Araçatuba Sr. José Caetano Ruas e tiveram 02 filhos, sendo que seu filho é importante nome na cidade o Arquiteto Emílio Ruas Rodrigues, além de 02 netos. Foi condecorado em 1982, por conta do Cinquentenário da Revolução com a Medalha do Cinquentenário, e sua esposa ainda possui a aliança de ferro substituta da aliança de ouro que doou em benefício das tropas bandeirantes. Esse anel tem a inscrição "Dei ouro para o bem do Brasil". Em anexo algumas fotos que foram tiradas da documentação que ele possui em acervo próprio. Espero que possa servir para o Setor de Comunicação Social da PMESP e para os arquivos da Sociedade. O que mais for necessário Sr Cel, por gentileza ele está à disposição para informar por meu intermédio. Estive em indicá-lo à medalha da Constituição pela Assembléia Legislativa e à alguma de nossas Medalhas, porém creio que devemos agir com celeridade em relação a isso em caso de aprovação de V.Sª para que este nobre combatente de coração possa recebê-la em vida. Sempre à disposição
CARLOS HENRIQUE LORENÇO ROVINA
9º NC - Tenente Dário Guarita
97 a. Independência da HUNGRIA em 31 de outubro de 1918.
91 a. nasce JOHN A. POPLE, químico britânico, em 31 de outubro de 1925.
90 a. falece HARRY HOUDINI, ilusionista húngaro, em 31 de outubro de 1926. Nasceu em 1874.
89 a. nasce JEAN-FRANÇOIS DENIAU, político e escritor francês, em 31 de outubro de 1928. Falece em 2007.
87 a. falece ANTÔNIO JOSÉ DE ALMEIDA, sexto Presidente da República Portuguesa, em 31 de outubro de 1929.
86 a. nasce MICHAEL COLLINS, astronauta norte-americano, no dia 31 de outubro de 1930.
80 a. nasce o 1o. TENENTE REFORMADO HILÁRIO em 31 de outubro de 1936. Trabalhou comigo na área Centro (CPA/M-1).
79 a. nasce CLAUDETE SOARES, cantora brasileira, em 31 de outubro de 1937.
75 a. nasce DEREK BELL, ex-piloto inglês de Fórmula 1, no dia 31 de outubro de 1941.
74 a. nasce DAVID OGDEN STIERS, ator norte-americano, no dia 31 de outubro de 1942.
73 a. em LONDRES, diante do prédio da ALIANÇA FRANCESA, o GENERAL DE GAULLE homenageia os escritores franceses resistentes em 31 de outubro de 1943.
71 a. PERU admitido como Estado-Membro da ONU em 31 de outubro de 1945.
64 a. da SEGUNDA DIVISÃO DO EXÉRCITO. - 2a. DE - Essa Unidade do Exército foi criada em 31 de outubro de 1952.
64 a. primeira bomba de HIDROGÊNIO é detonada pelos ESTADOS UNIDOS nas ilhas MARSHALL, no atol ENIWETOK, região do PACÍFICO, em 31 de outubro de 1952.
62 a. FRENTE PARA A LIBERTAÇÃO NACIONAL da ARGÉLIA começa a revolução contra a dominação francesa, em 31 de outubro de 1954. A independência só seria conquistada em 1962.
61 a. da renúncia da PRINCESA MARGARET, da GRÃ-BRETANHA, ao casamento com PETER TOWSEND. O anúncio oficial foi feito pela princesa em 31 de outubro de 1955.
60 a. falece MARY McCARTNEY, em 31 de outubro de 1956, quando PAUL McCARTNEY tinha apenas 14 anos. Ele sentiu muito a morte da mãe, abalando-o profundamente.
58 a. nasce SIDNEY REZENDE, jornalista brasileiro, em 31 de outubro de 1958.
55 a. nasce PETER JACKSON, roteirista, diretor e produtor de filmes neozelandeses, em 31 de outubro de 1961. Na mesma data nasce LARRY MULLEN JÚNIOR, baterista do U2.
54 a. nasce RAPHAEL RABELLO, violonista brasileiro, em 31 de outubro de 1962. 
53 a. nasce CARLOS CAETANO BLEDORN VERRI – DUNGA – em IJUÍ (RS) no dia 31 de outubro de 1963. Equipes na carreira: INTERNACIONAL (RS) (1981-1984); CORINTHIANS (1984-1985); SANTOS (1986); VASCO (1987); PISA (ITA) (1987-1988); FIORENTINA (ITA) (1988-1992); PESCARA (ITA) (1992-1993); STUTTGART (ALE) (1993-1995); JÚBILO IWATA (JAP) (1995-1998); INTERNACIONAL (RS) (1999). Conquistas por clubes: Campeão Brasileiro de Juniores – INTERNACIONAL – 1981; Campeão da Copa KIRIN no JAPÃO – INTERNACIONAL – 1984; Tricampeão Gaúcho – INTERNACIONAL – 1982/1984; Campeão da Taça LOS ANGELES – CORINTHIANS – 1985; Campeão da Taça GUANABARA – VASCO DA GAMA – 1987; Campeão Carioca – VASCO DA GAMA – 1987; Campeão Japonês – JÚBILO IWATA – 1997; Melhor Jogador da J-LEAGUE – JÚBILO IWATA – 1997. Conquistas pela Seleção: Sul-Americano de Juniores – 1983; Mundial de Juniores – 1983; Medalha de Prata no Pan-Americano de CARACAS – 1983; Pré-Olímpico – 1984; Medalha de Prata na Olimpíada de LOS ANGELES – 1984; Copa STANLEY ROUS (INGLATERRA) 1987; Copa AMÉRICA – 1989; Tetracampeão Mundial nos EUA – 1994; Copa STANLEY ROUS (INGLATERRA) 1995; Copa AMÉRICA – 1997; Torneio da Arábia – 1997. O fracasso na COPA de 1990, na ITÁLIA, ficou intitulado como “A ERA DUNGA”. Os carrinhos excessivamente usados pelo volante foram sinônimo, segundo críticos, do péssimo desempenho e da eliminação nas oitavas-de-final. DUNGA agüentou calado e esperou quatro anos para dar a volta por cima, ao capitanear a equipe de PARREIRA na conquista do tetra. “Nunca assumi papel de vítima, a até porque esse tipo de atitude não faz parte de minha personalidade. Encerrada a Copa, eu estava decidido a reverter a situação. Comecei a trabalhar fundamentos: passe, posicionamento, lançamento. Queria outra chance”. Com o título veio o reconhecimento, que o garantiu como um dos líderes do vice em 1988, na FRANÇA. Com moral, criticou a postura brasileira na derrota para a FRANÇA, na ALEMANHA, em 2006. “Uma equipe sem vibração e um grupo sem decisões”. Diferente do estilo DUNGA.
Em 2006, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu resgatar a era DUNGA, agora em outra dimensão. O jogador que se tornou símbolo da equipe polêmica formada por SEBASTIÃO LAZARONI em 1990, mas que levantou a taça do tetra, em 1994, agora volta à seleção como treinador. A escolha de seu nome foi anunciada na tarde do dia 24 de julho de 2006, e surpreendeu, porque não constava em nenhuma lista de prováveis candidatos, por conta da falta de experiência no cargo. No dia 30 de outubro de 2007, participou da comitiva que foi a ZURIQUE (SUÍÇA) para assistir a confirmação do BRASIL como sede da COPA DO MUNDO de 2014. juntamente com o presidente do BRASIL, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA; presidente da CBF, RICARDO TEIXEIRA; do atacante ROMÁRIO.      
53 a. nasce ROB SCHNEIDER, ator norte-americano, em 31 de outubro de 1963.
53 a. das anotações feitas em 31 de outubro de 1963 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 114º - 5 anos e 149 dias na FORÇA PÚBLICA – 55º dia como ASPIRANTE – 42º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
O expediente começa às 6:30 horas. Não consegui dormir bem na noite que passou e essa manhã me pega um tanto pessimista.
Às 7 horas temos cinema no Auditório MAJOR ANTÃO. Acontece que o CORONEL PROFÍCIO me telefona pedindo 25 praças comandadas por um oficial para seguir para SÃO CAETANO e 25 praças comandadas por um oficial para SANTO ANDRÉ. Sou obrigado a interromper o cinema e assim temos o quartel se movimentando para mais um emprego de tropa. Para SANTO ANDRÉ segue o 2º TENENTE RUI DARCI com 24 soldados e o SARGENTO MIGUEL; para SÃO CAETANO parte o 2º TENENTE OLEGÁRIO HAMILTON DE CARVALHO com 24 soldados e o SARGENTO PRUDENTE.
Pouco depois das 9 horas passo o serviço de Oficial de Dia ao 2º TENENTE JOÃO BOSCO PASIN.
O resto da manhã é de apreensões, pois a SANTOS-JUNDIAÍ entra em greve também. No entanto, não temos outras novidades.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES não me dispensa após o serviço. Continuo no BATALHÃO DE GUARDAS aguardando ordens e elas somente viriam depois das 13 horas, durante a reunião de oficiais.
Pela escala do SubComandante, os aspirantes permanecerão de Prontidão durante a tarde de hoje, sendo liberados às 19 horas. Na distribuição dos oficiais eu somente entrarei de Prontidão às 19 horas de 2 de novembro. Dessa maneira terei uma folga relativamente boa após as 19 horas de hoje.
Almoço na Subsistência com o ASPIRANTE MENDES. Durante a tarde toda, até às 18 horas, os três aspirantes (BORINI SOARES, MENDES e eu) dormem a sono solto.
Aprontamo-nos em seguida e às 19 horas cada um vai para um lugar, deixando o BATALHÃO DE GUARDAS depois de ali ficarmos desde as 22 horas do dia 28.
Em casa, as crianças e a esposa recebem-me com alegria. Já fazia um bom tempo que não me viam. Com minha mulher assisto diversos programas de televisão: MOACIR FRANCO SHOW (canal 9); SHOTGUN SLADE (canal 7) e OS INTOCÁVEIS (canal 7).
Termina aqui o mês de outubro que em seus dias finais apresentou muita agitação.  
52 a. das anotações realizadas no dia 31 de outubro de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 114º - 6 anos e 149 dias na FORÇA PÚBLICA - 161 dias como 2º TENENTE - 408 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A maneira como passo a semana, ultimamente, faz com que fique um pouco afastado de meu lar, não podendo dedicar-me à família. Minhas atividades no BATALHÃO DE GUARDAS tomam todo o meu tempo e tenho deixado de lado muita coisa boa.
Neste sábado, quando antevejo três dias de folga em seguida, posso me recuperar das sofreguidões de dias que transcorreram e dedicar-me à família e ao lar.
Está terminando o mês de outubro. Muito trabalhei durante seu transcorrer e não poderia ser de outra maneira para vencer as despesas que tenho em meu lar.
Durante esta manhã leio uma parte do livro "O HOMEM ATRAVÉS DA CIÊNCIA", do GENERAL R1 Médico Dr NELSON DE SAMPAIO MITKE.
Após o almoço e uma boa "pestana" passo a relembrar outubro de 1963. Essas recordações que sempre gostei de fazer, através das páginas de meu diário, foram afastadas ultimamente.
Outubro de 1963 encontrou-me como Aspirante a Oficial do BATALHÃO DE GUARDAS, efetivo da 3ª Companhia. Foi um mês de greves e agitações, mostrando claramente que JANGO GOULART manejava à sombra, querendo levar o país ao caos.
No BG, naquela época, era o Batalhão de grande importância da FORÇA PÚBLICA, como, aliás, o é hoje face às suas atribuições dadas pelo Quartel General.
A oficialidade begeina não é a mesma de hoje. O CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS era seu comandante; o MAJOR ALOÍSIO BORGES era o SubComandante, atualmente fazendo o CAO no CFA. Meus colegas ANTÔNIO CARLOS MENDES, JOSÉ BORINI SOARES, AMÉRICO VICTOR SALVATO, NILSON GIRALDI, eram begeinos naquela época. Hoje, somente eu no Batalhão. Os TENENTES FLÁVIO VAZ, FERNANDES, OLEGÁRIO HAMILTON DE CARVALHO, MARIO DE TOLEDO CAMARGO e os CAPITÃES HELIO GUAICURU DE CARVALHO e MILTON DE ALMEIDA PUPO também já foram transferidos para outras Unidades. Durante um ano tivemos muita transformação no Batalhão de Guardas. Daquela oficialidade de outubro de 1963 resta apenas o CAPITÃO Dentista HAMILCAR CARRAMENHA, 1º TENENTE PLÍNIO VAZ e 2º TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA. Meus colegas foram se espalhando: SOARES para o 8º BP (CAMPINAS); AMÉRICO para o 2º BP; MENDES para o 11º BP; GIRALDI para o CFA.
Nesta noite, além das conversas com MARIA e as brincadeiras com as crianças, assisto programas de televisão e de rádio, e, também a partida pelo Campeonato de Futebol - DIVISÃO EXTRA: PORTUGUESA DE DESPORTOS 2 x SÃO BENTO 2.    
52 a. nasce MARCELO DUARTE, jornalista e escritor brasileiro, no dia 31 de outubro de 1964. Na mesma data nasce também MARCO VAN BASTEN, ex-jogador de futebol e treinador holandês, no dia 31 de outubro de 1964.
51 a. dos apontamentos realizados em 31 de outubro de 1965 (domingo). ANO 16º - MÊS 4º - DIA 113º - 7 anos e 149 dias na FORÇA PÚBLICA - 526 dias como 2º TENENTE - 773 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Depois de tantos dias de Prontidão no BATALHÃO DE GUARDAS, finalmente posso respirar mais sossegado, principalmente sabendo que somente no dia 3 de novembro é que tenho obrigação de lá estar.
A última vez que visitei meus pais foi a 8 de setembro. Assim é que fazem mais de cinquenta dias que não vou à POÁ e desde ontem tenho programado ir até a cidade onde nasci.
Acontece que são 7 horas e chove torrencialmente. Não dá vontade nem de sair debaixo das cobertas e deixo as horas passarem, quase que cancelando essa viagem. No entanto, o tempo vai melhorando e, às 9 horas, quando levanto, um solzinho fraco está fazendo. Tomo o ônibus VILA AURORA e, por sorte, embarco ainda no trem das 10:15 horas na estação ROOSEVELT. Durante os cinquenta minutos de trajeto, venho lendo o noticiário esportivo, pois hoje teremos a luta entre CORINTHIANS e PORTUGUESA DE DESPORTOS. Nesta altura do campeonato paulista, o time alvi-negro do PARQUE SÃO JORGE não pode perder nem mais um ponto e hoje necessita ganhar da "lusa" a fim de continuar no páreo.
Chego em POÁ com ligeiro chuvisqueiro. Aliás, o dia de hoje não está bom mesmo e sem vim a esta cidade é porque estou com quatro dias livres e faz muito tempo que não visito meus pais.
Passo pela Delegacia local. Ali encontro um novo Comandante de Destacamento. Trata-se do 3º SARGENTO OSVALDO, conhecido também pelo apelido de "COBRINHA" e que foi meu aluno em anos passados. Substituiu ele o 2º SARGENTO NELSON RIZZO, transferido que foi para o 2º Batalhão Policial. No Destacamento Policial noto também a presença de muitos soldados novos, ao lado dos antigos: TRINDADE, VIANA, ÉLSIO, FLORISBELO, EXPEDITO, ALCIDES e outros. Encontro as praças eufóricas por terem capturado a famosa "QUADRILHA DA CAVEIRA DO BODE" que vinha cometendo uma série de furtos audaciosos na cidade, inclusive aquele em que chegaram a furtar a própria casa do delegado, doutor BERNARDO GUEDES. No bar do senhor DUARTE converso com o delegado e com o escrivão MAIA. Mais tarde, depois do meio-dia, subo a Rua 26 de Março, indo à casa de meus pais. Encontro-os bem de saúde, sossegados, sendo que hoje eles estão com a presença do meu irmão CARLOS. Meus pais têm ido com frequencia à cidade de RIO CLARO e, segundo tudo indica, meu irmão irá mesmo se estabelecer nessa cidade, visto que lá trabalha e que, provavelmente, quererá casar dentro em breve, pois já vem namorando a MARLY há mais de dez anos.
Almoço com meus pais e vou passar o resto da tarde em companhia deles. Parece-me que tudo vai bem aqui, pois desta feita não se queixaram de nada, como nas vezes passadas.
O chuvisqueiro atravessa toda a tarde. Nesta data relembro meus dias de infância em casa de meus pais, justamente quando atravessei outras oportunidades como esta. O rádio apresenta o jogo CORINTHIANS x PORTUGUESA DE DESPORTOS, enquanto eu gozo momentos embaixo das cobertas. No final o vice-líder faz mais uma vitória neste campeonato, vencendo a "lusa do CANINDÉ" por 2 a 0. Por outro lado, o SANTOS, líder atual, continua firme na ponta, derrotando a PRUDENTINA por 5 a 2, com cinco tentos do fabuloso PELÉ.
Janto e saio lá pelas 20 horas. Vou ao CINE COLONIAL. Esta casa de espetáculos está apresentando duas sessões e ambas estão com lotação completa. Ali me encontro com diversas pessoas conhecidas, principalmente as praças do Destacamento local e, entre elas, o SOLDADO FLORISBELO e o SOLDADO MIGUEL. Assistimos o filme intitulado "URSUS NO VALE DOS LEÕES", com uma série de incoerências que não me passam desapercebidas. A história da película é inverossímel. Mostra uma criança criada por leões e que cresce sabendo falar perfeitamente, chegando a ser rei de uma nação. O filme apresenta cenas de emoção, fazendo o espectador vibrar, mas peca pelos erros de ficção.
São 22:30 horas quando termina o espetáculo apresentado pelo CINE COLONAIL. Com as praças de POÁ, que vão começar as patrulhas, vou conversar durante certo tempo ainda. Assim terminaria o mês de outubro em POÁ, recolhendo-me à casa paterna quando eram 23 horas.   
50 a. dos apontamentos realizados em 31 de outubro de 1966 (segunda-feira). ANO 17º- MÊS 4º - DIA 114º - 8 anos e 149 dias na FORÇA PÚBLICA – 891 dias como 2º TENENTE – 209 dias na 2ª Companhia Independente.
Finda-se o mês de outubro. Dentre seus dias pouca coisa de real importância aconteceu para mim. Minha vida como CHEFE DA FIF da 2ª Companhia Independente tem sido um “mar de rosas”, tudo transcorrendo normalmente. Há uma diferença enorme entre outubro de 1966 e a mesma data em 1965. Minha transferência para a mais nova Unidade da FORÇA PÚBLICA trouxe-me paz de espírito.
As chuvas continuam. Rumo para GUARULHOS, através VILA GALVÃO, enfrentando o mau tempo. O expediente desta tarde quase nada traz de novo. Apenas trabalhamos para que o pagamento de outubro seja realizado sem novidades, no dia 3 de novembro.
Alguns jogos de dama, com o CAPITÃO JAIR, SUBTENENTE NATAL e SARGENTOS FLÁVIO e JUSTINO preenchem a tarde chuvosa.
O FLÁVIO continua com o problema chamado JANDIRA. Assim tenho de arrumar outro jeito para retornar ao meu lado, já que o carro do sargento não segue para o TUCURUVI.
Chove muito agora. Com o SOLDADO PATRÍCIO, pego uma “carona” e vamos até o LARGO ANA ANTONELLI. Ali, tomamos um ônibus CÁSPER LÍBERO. O PATRÍCIO fica no TUCURUVI e eu vou até à Avenida TIRADENTES.
Chego em casa às 20:30 horas. Nesta noite assisto BIG VALLEY, no canal 9.
50 a. falece ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO, educador e escritor brasileiro, no dia 31 de outubro de 1966. Imortal da ABL. Nasceu em 1887.
 47 a. nasce BUDDY LAZIER, piloto norte-americano, em 31 de outubro de 1967.
48 a.  0 40a. presidente dos EUA, LYNDON JOHNSON anuncia um completo cessar-fogo de bombardeios contra o VIETNÃ DO NORTE, em 31 de outubro de 1968.
44 a. polícia paulista desvenda ramo brasileiro da máfia italiana e prende o chefe TOMASO BUSCETTA, em vez de perder tempo com coisas supérfluas, em 31 de outubro de 1972.
43 a. da entrega de 70 viaturas para o POLICIAMENTO TÁTICO-MÓVEL, em 31 de outubro de 1973. A cerimônia foi realizada nos jardins do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES onde o governador LAUDO NATEL passou em revista as novas viaturas. Estiveram presentes ao ato o Secretário da Segurança Pública, GENERAL SÉRVULO DA MOTA LIMA; o comandante geral da PMESP, CORONEL THEODORO CABETTE e o Comandante do Policiamento da Capital – COPOC – CORONEL SYDNEY GIMENEZ PALÁCIOS. As 70 peruas cobririam toda a área da Capital. Cada uma apresentava um grupo de policiais-militares treinados para qualquer tipo de ação preventiva ou repressiva. O novo sistema de POLICIAMENTO TÁTICO-MÓVEL poderia, eventualmente, ser empregado em apoio ao serviço de Rádio-Patrulha. Idealizado pelo COPOC, o sistema foi submetido a uma fase preliminar de experiência durante noventa dias, durante o qual foi comprovada a sua eficiência. Obtida a aprovação do comando, entrou em funcionamento em 31 de outubro de 1973.  
42 a. GRÃ BRETANHA, FRANÇA e ESTADOS UNIDOS vetam uma moção das NAÇÕES UNIDAS de expulsar a ÁFRICA Em 31 de outubro de 1974.
41 a. da MISSA VERMELHA, na PRAÇA DA SÉ, em 31 de outubro de 1975, pela alma de WLADIMIR HERZOG, assassinado  no  DOI-CODI.
38 a. aprovada a nova constituição espanhola em 31 de outubro de 1978.
37 a. das anotações feitas em 31 de outubro de 1979: por volta das 5:30 horas desta quarta-feira uma viatura da ROTA vem me buscar. No CPChq estão o TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ e o MAJOR PM NIOMAR CYRNE BEZERRA. O quadro para hoje apresenta-se conturbado pelo velório de SANTO DIAS DA SILVA na Igreja da Consolação, marcado para 11 horas; missa de corpo presente na Praça da Sé. O enterro para o Cemitério de CAMPO GRANDE está marcado para 14 horas. Por volta das 16 horas acontecerá uma Concentração no PACAEMBU. A USP anuncia uma greve em sinal de apoio aos metalúrgicos. O TENENTE PM GILSON LOPES, na ROTA COMANDO, apreendeu farto material subversivo com destino à USP. Estava nas mãos do vice-presidente da UNE. Na zona sul são desbaratados piquetes de grevistas. Um ônibus joga um metalúrgico contra uma viatura do TÁTICO MÓVEL. Ameaça de quebra-quebra na Indústria DECA – dois pelotões do 3º BPChq ficam em condições de agir. Ficamos até tarde no CPChq, até que as coisas se acalmem. Nesta noite assisto o jogo BRASIL 2 x PARAGUAI 2, pela GLOBO. O salário mínimo aumenta em todo o BRASIL. Vai para CR$ 2.932,80. Lei Salarial será posta em vigor amanhã. Corrigirá os salários trimestralmente. Tumulto no “VAREJÃO” do RIO DE JANEIRO. FUNAI com novo presidente – CORONEL PM Res JOÃO CARLOS NOBRE DA SILVA. 15ª desvalorização do cruzeiro: compra – CR$31,15 e venda – CR$31,21. A televisão mostra exaustivamente o enterro de SANTO DIAS DA SILVA, considerado mártir pelos metalúrgicos      
37 a. do enterro do metalúrgico SANTO DIAS DA SILVA, em 31 de outubro de 1979.
37 a. jornalista FERNANDO GABEIRA lança o livro O QUE É ISSO, COMPANHEIRO, que se tornou filme e concorreu ao OSCAR AMERICANO, em 31 de outubro de 1979. 
36 a. falece Dona ANITA, mãe do VÁLTER MONTEIRO, em 31 de outubro de 1980.
34 a. JOÃO PAULO II é o primeiro papa a visitar a ESPANHA em 31 de outubro de 1982. Ele condena o divórcio, o aborto e os métodos contraceptivos artificiais.
33 a. falece a menina TALITA e sua mãe LAURA TOMAREWESKI, em 31 de outubro de 1983, assassinadas por assaltantes de banco, em SÃO CAETANO.
32 a. do assassinato de INDIRA GANDHI, em 31 de outubro de 1984. Primeira-ministra da ÍNDIA é morta a tiros, ao sair de casa, por dois homens de sua guarda pessoal, membros da seita religiosa sikh, um grupo que lutava pela autonomia do Estado do PUNJAB. Diz SWAPAN BOSE, engenheiro civil indiano, morador de NOVA DÉLHI: “Trabalhava em CALCUTÁ, onde morava na época, quando soube. A morte só foi confirmada às 15:30 horas, cerca de seis horas depois dos disparos. Todos os escritórios foram fechados e o trânsito parou. Tentei ir para casa de carro, mas não consegui – procissões nas ruas não permitiam a passagem. Foi declarado feriado nacional. O país ficou em choque por três dias”.
31 a. manifestantes judeus impedem a estréia de uma peça de RAINER WERNER FASSBINDER no Teatro Municipal de Frankfurt, em 31 de outubro de 1985. A peça enfocava a especulação imobiliária na cidade nas décadas de 1960. Os manifestantes acusavam FASSBINDER de tendências antisemitas por ter incluído na peça especulares judeus.
30 a. falece ROBERT SANDERSON MULLIKEN, químico norte-americano, em 31 de outubro de 1986. Nasceu em 1896.
29 a. anotações de 31 de outubro de 1987. Acordo bem tarde neste sábado. A Viagem de Estudos a RECIFE, FORTALEZA e MANAUS é coisa do passado. Agora retornaremos à realidade do dia-a-dia, já na reta final do CSP/87.
Na minha biblioteca, organizo a agenda sobre a Viagem de Estudos que relata os principais acontecimentos nesses dias que viajamos, episódios que serviram para coordenar os conhecimentos acerca das polícias militares co-irmãs do nordeste.
Um acidente durante os primeiros treinos oficiais para o GRANDE PRÊMIO do JAPÃO afastou o inglês NIGEL MANSELL das últimas duas etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1, e garantiu o título, por antecipação, ao brasileiro NELSON PIQUET. MANSELL, o único com chances de impedir o TRI de PIQUET bateu forte na parte sinuosa do circuito de SUZUKA. Não sofreu fraturas, mas foi aconselhado pelos médicos a não correr por causa do impacto na coluna cervical.
A Comissão de Sistematização do Congresso Constituinte aprovou ontem, por 57 votos a 36, o regime Parlamentarista.
À tarde, visitamos o senhor ANTÔNIO e dona ESMERALDA. Depois vamos à casa de tia COTA, CARMEM e MÔNICA. Todos querem saber das notícias de minha viagem. Combinamos ir à POÁ com tia COTA, amanhã, dia de TODOS OS SANTOS. Fico sabendo que meu irmão operou a hérnia no dia 24 de outubro, no Hospital Beneficência Portuguesa. Obteve alta na sexta-feira, dia 30. COPA UNIÃO: o CORINTHIANS vence o SANTA CRUZ por 3 a 2 o Estádio do PACAEMBU. O SÃO PAULO perde por 3 a 2 para o CORITIBA. O FLUMINENSE empata com o CRUZEIRO, no Estádio do MARACANÃ.
O Ministro do Exército, GENERAL LEÔNIDAS PIRES GONÇALVES, embarca para a INGLATERRA, a convite do Ministério da Defesa britânica. No seu lugar fica o Comandante do Exército Sudeste, GENERAL IVAN DENTICE LINHARES.    
29 a. falece o mitólogo norte-americano JOSEPH CAMPBELL. Ao morrer, em 31 de outubro de 1987, CAMPBELL já era uma figura popular graças a seus livros e, principalmente, ao programa O PODER DO MITO, comandado pelo jornalista BILL MOYERS, da PBS. Essa série de entrevistas gravadas correu mundo. CAMPBELL, consultor de GUERRA NAS ESTRELAS, dirigida por LUCAS, não viveu o bastante para atestar o enorme sucesso de O PODER DO MITO em todos os países, onde foi exibida. Em comemoração ao centenário de nascimento do estudioso dos mitos, em 2004, o ESPAÇO UNIBANCO exibiu a série de documentários dividida em seis episódios. O livro, que reproduz as entrevistas de MOYERS, teve mais de 20 edições só no BRASIL, o que incentivou outras editoras a investir na obra do autor, cuja biografia, JOSEPH CAMPBELL-A JORNADA DO HERÓI, de PHIL COSINEAU, também foi vendida no ESPAÇO UNIBANCO, no local de exibição da série. A artista plástica MÔNICA CARNEIRO participou da homenagem a CAMPELL, mostrando sua instalação VISÃO DO MITO DO FUTURO, ao lado da exposição de fotos de ALEXANDRA CELESTE, O MITO COMO TRANSPARENTE AO TRANSCENDENTE. A vocação visionária de CAMPBELL pode ser testada desde o começo de sua carreira, quando relacionou os temas da tradição arturiana com o folclore dos índios americanos e a literatura moderna de JAMES JOYCE, identificando elementos comuns nessas culturas tão díspares. Foi exatamente o reconhecimento do multiculturalismo como força agregadora que fez CAMPBELL circular de um lugar a outro do globo, estudando os mitos em universidades francesas e alemãs. CAMPBELL escreveu, em parceria com HENRY M. ROBINSON, um livro fundamental para o entendimento da literatura de JOYCE, “A SKELETON KEY DO FINNEGANS WAKE”, em que analisa a influência de culturas ancestrais na obra literária experimental do escritor irlandês.   
29 a. NÉLSON PIQUET conquista o tri-campeonato de Fórmula – 1, em 31 de outubro de 1987.
28 a. Câmara Federal de BUENOS AIRES condena a 12 anos de prisão os militares que dirigiram a GUERRA DAS MALVINAS, em 31 de outubro de 1988.
28 a. PAUL McCARTNEY torna-se o primeiro músico ocidental a lançar um álbum exclusivamente na UNIÃO SOVIÉTICA, em 31 de outubro de 1988.
28 a. IRAQUE anuncia que não vai mais permitir inspeções de sua indústria bélica pelas NAÇÕES UNIDAS, em 31 de outubro de 1988.
27 a. da saída do Cel. ALEXANDRE JOSÉ DA CRUZ MEDEIROS, do CPI, em 31 de outubro de 1989. O CORONEL MEDEIROS nasceu no dia 3 de maio de 1934. Entrou na FORÇA PÚBLICA em 10 de fevereiro de 1955. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1959 (era terceiroanista quando minha turma começou o 1º ano do Curso Preparatório, no antigo CFA). PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1961; 1º Tenente – 25 de agosto de 1964; Capitão – 15 de dezembro de 1969; Major – 15 de dezembro de 1975. Não tenho as datas de suas outras promoções.  
27 a. da instalação do 25o. BPMM, em TABOÃO DA SERRA, em 31 de outubro de 1989. Nessa época eu era o CHEFE DO ESTADO-MAIOR do COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL e estivemos empenhados nesse evento.
26 a. do seqüestro do diretor-financeiro do GRUPO WIEZEL - ALCIDES WIEZEL, em 31 de outubro de 1990.
25 a. falece o produtor teatral JOSEPH PAPP, em 31 de outubro de 1991.
24 a. falece o radialista e apresentador de televisão ARLINDO  PERLINGEIRO, em 31 de outubro de 1992. A edição do JORNAL DA TARDE mostrava que uma leitora, após ver uma foto de um menino de rua na edição anterior, havia decidido ir para o local procurá-lo e adotá-lo. Na política, as reportagens sobre o superfaturamento de obras de QUÉRCIA levavam o ex-governador a ser processado. Além disso, a Igreja Católica reabilitava GALILEU GALILEI por suas descobertas, após 359 anos. 
24 a. PAPA JOÃO PAULO II reconhece que a condenação de GALILEU foi injusta, em 31 de outubro de 1992.
23 a. falece o diretor de cinema italiano FEDERICO FELLINI, em 31 de outubro de 1993. Nasceu em 20 de janeiro de 1914. Uma breve biografia de sua vida consta de minhas memórias na data de seu nascimento.
23 a. falece RIVER PHOENIX, ator norte-americano, em 31 de outubro de 1993. Nasceu em 1970.
23 a. do ataque de dois homens encapuzados e com armas automáticas num bar em GRYSTEEL, cidade ao note de BELFAST, capital da IRLANDA DO NORTE, causando sete mortes, incluindo dois protestantes, e ferindo onze pessoas, durante uma festa do DIA DAS BRUXAS. Eles ainda recarregaram suas armas antes de abandonar o local. O grupo clandestino protestante LUTADORES PELA LIBERTAÇÃO DE ULSTER (IRLANDA DO NORTE) assumiu a responsabilidade pelo atentado. Em 31 de outubro de 1993.
22 a. falece WILLIAM REISE MAN, diretor do Museu de Belas Artes de BOSTON, e de JOHN POPE - HENNESSY, historiador e crítico de arte britânico, em 31 de outubro de 1994.
20 a. da TRAGÉDIA NO JABAQUARA, com a queda de um avião da TAM, causando noventa e nove mortes, em 31 de outubro de 1996. “Vi só fogo em volta de mim”, conta a estudante JULIANA NAKAMURA, de 18 anos, arrancada da cama com a primeira e mais violenta das três explosões que calcinaram o FOKKER 100 da TAM. O avião havia acabado de decolar do Aeroporto de Congonhas na manhã de quinta-feira, em vôo para o RIO DE JANEIRO, e se precipitava na queda fatal. A asa esquerda, inclinada para baixo, arrancou o topo do telhado de um pequeno prédio. Os dois andares superiores do MERCADO ÊNFASE racharam, como se cortados a faca. Quando o FOKKER caiu, estraçalhando-se sobre uma dezena de casas da rua LUÍS ORSINE DE CASTRO, uma ladeira tranqüila do bairro do JABAQUARA, quase não restaram pedaços reconhecíveis. Ninguém sobreviveu ao vôo 402. Não ficou nenhuma testemunha para descrever o que aconteceu com os noventa passageiros do vôo 402 da TAM durante os 25 segundos em que eles viajaram da pista de CONGONHAS, em SÃO PAULO, para uma explosão no solo, dois quilômetros adiante. Mas há elementos para afirmar com certa dose de certeza que os ocupantes do FOKKER 100, todos mortos no desastre de quinta-feira, estavam se preparando para o pior. Entre os corpos levados ao Instituto Médico-Legal de SÃO PAULO, a maior parte mantinha uma posição parecida. Os corpos estavam inclinados para a frente, com os braços esticados e as pernas curvadas. Suspeita-se que os passageiros possam ter sido orientados a se posicionar para um pouso de emergência. Entre os vôos fatais aéreos do BRASIL, este fica sendo o segundo, em número de vítimas. Em 1982, um BOEING 727-200 da VASP bateu num morro em FORTALEZA, causando 137 mortes. No terceiro lugar está o acidente de 1960, com um DOUGLAS, da extinta COMPANHIA REAL, chocando-se com um avião militar americano, no RIO DE JANEIRO, contabilizando 61 vítimas fatais. Sobre essa tragédia, dia JOÃO PALOMINO, apresentador de TV: “Estava na avenida dos BANDEIRANTES, bem perto do aeroporto, quando vi muita fumaça. Me dirigi para o local de onde ela vinha e fui o primeiro jornalista a chegar lá. Vi pedaços inteiros do avião e muito fogo. Me impressionei com duas coisas: um pedaço de uma turbina e um dos trens de pouso dentro de um quarto de uma casa e o absoluto silêncio com que a polícia, os bombeiros e o pessoal do resgate trabalhavam no local. Todos estavam impressionados, em estado de choque. Eu fiquei uns dez dias depois disso sem saber direito onde estava, para onde ia. Foi traumatizante para todo mundo”.
20 a. falece o cineasta francês MARCEL CARNÉ, que conheceu a fama nas décadas de 1930 a 1940. CARNÉ dirigiu “O BOULEVARD DO CRIME”, de 1945, considerado um clássico do cinema europeu. Aos 87 anos, no dia 31 de outubro de 1996, em PARIS, de causa não revelada.
20 a. do encontro do corpo do escritor paulista JOÃO ANTÔNIO, no dia 31 de outubro de 1996. Morreu sozinho, em sua cobertura em COPACABANA, no RIO, aos 59 anos, provavelmente de infarto, há vários dias. Ninguém notou a sua falta – boêmio, até o fim, ele era dado a longos sumiços pelas madrugadas cariocas. JOÃO ANTÔNIO escreveu o conto “MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO”, que narra o episódio de três jogadores de sinuca por salões de SÃO PAULO. Foi um magnífico cronista da vida no mundo pobre de SÃO PAULO e depois do RIO DE JANEIRO, para onde acabou se mudando. O crítico JOÃO ALEXANDRE BARBOSA o coloca na linhagem de JOÃO DO RIO, LIMA BARRETO, ANTÔNIO DE ALCÂNTARA, ANTÔNIO CÂNDIDO. JOÃO ANTÔNIO também foi repórter, trabalhou na extinta revista REALIDADE, da Editora ABRIL. Ultimamente, o escritor não andava bem. Bebia muito. Viu muitos amigos se afastarem, em função de seu costume de pedir dinheiro emprestado e não pagar. Não que ele estivesse “quebrado”. Apenas dava a impressão de que se divertia com esse comportamento.
20 a. Supremo Tribunal Federal determinou o arquivamento do inquérito, por falta de provas, contra o ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO, em 31 de outubro de 1996.
19 a. das seguintes anotações em 31 de outubro de 1997: com a queda das Bolsas de Valores, a economia brasileira sofre modificações radicais. O Banco Central aumenta em quase 100% as novas taxas de juros. Investidores e consumidores convivem com um novo cenário: dificuldades para investir, para pedir emprestado, para fazer prestações e, entre especialistas, para fazer previsões. A caderneta de poupança surge como grande opção no momento. O índice na Bolsa de Valores de SÃO PAULO fecha com alta de 1,49%.
Parentes e amigos das vítima do FOKKER-100 da TAM, que caiu há um ano, prestam uma série de homenagens às 99 pessoas mortas no acidente. Às 9 horas acontece uma missa na igreja NOSSA SENHORA DO BRASIL. Às 10 horas é realizado um culto ecumênico na Assembléia Legislativa. Após a cerimônia na Assembléia, viúvas e amigos caminham até o Monumento das Bandeiras para distribuir panfletos nos quais protestam contra a não divulgação do laudo sobre o acidente pelo Ministério da Aeronáutica.
Muito calor nesse último dia de outubro. PASSOS e ALZENIR trabalham num plano secreto que eles classificam como sendo o K1141/S20181. Por uma gentileza, mostram para mim parte desse plano que visa combater o crime baseado numa experiência de séculos na ÍNDIA. Também comentamos o QUINTO ELEMENTO, com visões futuras. CARMELO sofre problemas de saúde, mas continua firme nos seus propósitos de nos ajudar com os conhecimentos e vivência que tem. Conhecemos o CARMELO desde 1985, quando veio trabalhar na área Centro.
No MMDC, recebo a visita do veterano JOSÉ SOARES MARINS. Irá nos ajudar na Missa de FINADOS, que será rezada pelo Padre VIOTTI.
Mantenho contato telefônico com o veterano THEODORO DE FREITAS LEITÃO que me pediu para levá-lo até o Monumento Mausoléu no dia 2 de novembro. Ele mora num prédio vizinho ao do CORONEL PM ALUÍZIO, na Rua MONTE ALEGRE. Também telefono ao ALUIZIO, convidando-o para assistir a missa de FINADOS.
O CORONEL CANAVÓ chega tarde no MMDC. Consta que esteve com pessoas influentes e fala que o “BRASIL QUEBROU”. Trabalha às pressas num novo artigo para o jornal TRIBUNA DA IMPRENSA.
Faço uma minuta de um ofício para a Secretaria da Cultura pedindo verba para 1998. Em anexo, seguirá uma planilha de atividades propostas para este ano. Num outro documento, pediremos ao prefeito CELSO PITTA uma lei de isenção de impostos para os veteranos e suas viúvas. Deixo o MMDC em companhia do veterano JOSÉ SOARES MARINS. Com problemas nas vistas, sente ele dificuldades no caminhar.
Em casa, telefono para dona CHRIMHILDE dando-lhe ciência de uma publicação no Diário Oficial de hoje sobre sua aposentadoria. Ela trabalha juntamente com o CORONEL PM JÚLIO BONO, no escritório do Deputado Federal MICHEL TEMER.
Faleceu nesta sexta-feira, em LOS ANGELES, o cineasta americano SAMUEL FULLER, aos 86 anos, de causas naturais. Ficou conhecido por filmes como EU MATEI JESSE JAMES (1949), CAPACETE DE AÇO (1950), AGONIA E GLÓRIA (1980).
No antigo prédio do UEMURA (fechado durante alguns meses após um incêndio, inaugura-se neste 31 de outubro a FEIRA DE MÓVEIS E DECORAÇÃOES. Nesse prédio, antes do UEMURA funcionou durante anos o JUMBO-ELETROBRÁS. Essa feira irá até 9 de novembro.
18 a. casamento LUCILA, filha do Sr. ZEZITO e Dona VALDECIR, com o PM CLAUDINEI, em 31 de outubro de 1998.
18 a. inicia a ajuda humanitária a HONDURAS, o país mais afetado pela passagem do furacão MITCH na AMÉRICA CENTRAL, que causou milhares de mortes, em 31 de outubro de 1998. Outras anotações neste sábado: muita movimentação na casa do sr. ZEZITO e Dona VALDECIR. É que hoje a filha LUCILA casa-se com o PM CLAUDINEI. MARLENE chega de VILA CAIÇARA. Conta ela um episódio pitoresco e que poderia até se tornar trágico. O JOSÉ CÂNDIDO DA SILA, já um pouco “alto” pela bebida, encontra um menino de 2 anos perambulando pelas ruas e acha de levá-lo para a casa que ele está reformando. MARLENE se surpreende pelo inusitado e procura telefonar para o posto de Polícia Militar. Aconselhado a dar umas voltas pela redondeza, encontra a mãe da criança que, desesperada, procurava pelo filho. Foi tomar banho e uma pessoa da família, encarregada de tomar conta da criança, descuidou-se.
Durante o transcorrer deste tranquilo sábado procuro reler minhas memórias e cuidar dos meus arquivos na biblioteca. Relembro os dias 1º a 7 de novembro de 1993 a 1997. Todos esses anos, já na inatividade, pesam na pré-velhice. Entrado nos sessenta anos, costumo fazer o balanço da existência nos fins de semana. O resultado não agrada muito. Parece que o tempo passou muito depressa.
Na tarde, assisto o CORINTHIANS jogar no BARRADÃO, onde o VITÓRIA dá certo trabalho para o time de LUXEMBURGO, sem MARCELINHO CARIOCA. Hoje é o DIA DO FUTEBOL e nessa partida tem de tudo: pênalti, expulsão, invasão de campo, gols, falhas e acertos do juiz, polícia procurando conter os ânimos, jogo interrompido por dez minutos. Para se ter uma idéia, o segundo tempo ultrapassou de uma hora. O CORINTHIANS vence por 3 a 2 e sustenta a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Temos também INTERNACIONAL 0 x BOTAFOGO 0. Em clima de muita emoção, é rezada na Paróquia SÃO LUÍS uma missa dedicada à memória das 99 vitimas do acidente do voo 402 da TAM, ocorrido há dois anos.
Pelo menos dois acidentes graves, que resultaram na morte de cinco pessoas, ocorreram nas rodovias de SÃO PAULO, início de feriado prolongado. Ontem, tivemos 62 acidentes, com 19 feridos. Às 4:20 horas três pessoas morreram atropeladas, perto do km 24 da Via ANCHIETA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. O autor do atropelamento foi um FIAT TEMPLA, ocupado por duas pessoas. O veículo não parou para socorrer as vítimas. A colisão de um UNO MILLE com a traseira de um caminhão MERCEDES BENZ, no km 105 da SP-215, Rodovia doutor PAULO LAURO, na região de PIRASSUNUNGA, causou a morte dos dois passageiros do UNO. Um deles é o PM MARIANO ELÍSIO DO AMARAL, de 22 anos, que dirigia o carro. O outro é o sargento do Exército, EDUARDO MARTINS DE OLIVEIRA, também de 22 anos. O motorista do caminhão, LUIZ CARLOS DA SILVA, de 29 anos, ficou preso entre as ferragens. Foi retirado por PMs do Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital de PORTO FERREIRA.
TORNEIO DE TÊNIS DE STUTTGART – ALEMANHA: o holandês RICHARD KRAJICEK venceu o líder do ranking mundial PETE SAMPRAS. Disputará a final contra o russo YEVGENY KAFELNIKOV que, na outra semi-final, eliminou o sueco JONAS BJORKMAN.
Em LUXEMBURGO, a francesa MARY PIERCE ganhou o título local contra a italiana SÍLVIA FARINA que desistiu do jogo devido a uma lesão.    
17 a. da vitória de MIKA HAKKINEN em SUZUKA - JAPÃO, em 31 de outubro de 1999, tornando-se CAMPEÃO MUNDIAL de FÓRMULA UM.
17 a. do grave acidente na FÓRMULA INDY, em FONTANA, com a morte do piloto GREG MOORE, em 31 de outubro de 1999. Nasceu em 1975.
17 a. do acidente com o BOEING 767, da Companhia EGYPTAIR, com 217 pessoas a bordo, nas águas do Oceano Atlântico, próximo à ilha de NATUCKET, no Estado de MASSACHUSETTS, em 31 de outubro de 1999.
17 a. assinada a Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação em 31 de outubro de 1999.
17 a. falece o Ten. Cel. Ref.  LUIZ DE RENNA, em 31 de outubro de 1999.
17 a. da confissão do psicopata, homossexual e alcoólatra LUÍS ALFREDO GARAVITO CUBILLOS, colombiano de 42 anos, que estuprou e assassinou 140 crianças, em 31 de outubro de 1999. Outras anotações neste domingo: Às 3 horas, pela TV GLOBO, assisto a última etapa da Fórmula 1 de 1999, no circuito de SUZUKA, no JAPÃO. MICHAEL SCHUMACHER, pole position, vacila na largada e possibilita que MIKA HAKKINEN saia na ponta. O finlandês aproveita a situação e passeia em SUZUKA. Conquista o BICAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS. O alemão chega em segundo. EDDIE IRVINE em terceiro (ele é o vice-campeão mundial). Em quarto chegou HEINZ-HARALD FRENTZEN; em quinto, RALF SCHUMACHER; em sexto, JEAN ALESI.
Às 10:30 horas estou subindo a rua LUIZ SARRACENI. Na banca de jornais do senhor FRANCISCO adquiro as revistas ISTO É e ÉPOCA e o jornal AGORA. Tranqüilamente, na TRANSGUARULHENSE, no metrô e no subúrbio da CPTM, atinjo POÁ. Leio na viagem:
A GUERRA DA FEBEM – menores encarcerados em unidade da FEBEM (IMIGRANTES) matam quatro colegas com requintes de crueldade;
A saga da Imigração Italiana no BRASIL e a contribuição dos “oriundi” na formação do nosso país;
O GOLPE DE ESTADO na ARMÊNIA.
Minha mãe cuida do almoço. Teve um atrito com minha filha MARIZETE na semana que passou. Foi benzer o FELIPE e achou de dizer que o espírito do MÁRIO estava “encostado” no rapazinho. Resultado: a MARIZETE não gostou e discutiu com a avó. Por causa disso não vejo a minha filha e nem o meu neto FELIPE. O meu genro ADALVO foi prestar exame para ingresso no BANCO DO BRASIL. O concurso foi realizado pela manhã em vários pontos de SÃO PAULO. O ADALVO fez as provas em GUARULHOS.
O CABO PM RENATO VENTURA chega às 16 horas. Conta, nervoso, um atrito que teve com um soldado folgado, o JOSAFÁ. Parece que o ambiente em POÁ anda carregado. Às 17 horas estou retornando para GUARULHOS.
O CORINTHIANS sofreu uma goleada no MARACANÃ. O ATLÉTICO MINEIRO venceu o TIMÃO por 4 a 0.
O VASCO classifica-se para a fase seguinte do BRASILEIRO ao derrotar o ATLETICO PARANAENSE por 2 a 1. O CRUZEIRO é outro time classificado nesta tarde. Venceu por 2 a 1 o BOTAFOGO de RIBEIRÃO PRETO. Com a derrota, o BOTAFOGO cai para a segunda divisão. Ainda temos: SPORT 0 x JUVENTUDE 1; INTERNACIONAL 1 x PONTE PRETA 0; GUARANI 1 x VITÓRIA 2.
Termina de forma lamentável o Campeonato de Fórmula INDY. Na décima volta, o canadense GREG MOORE bate com seu carro a mais de 300 km/hora, espatifando-o. Entra em óbito na pista. O estreante JUAN PABLO MONTOYA fica com o título.
TORNEIO SUPER 9 de STUTTGART. O título fica com o tenista sueco THOMAS ENQVIST, que derrota no final o holandês RICHARD KRAJICEK.
Cai um BOEING  767 da Companhia EGYPTAIR, com 217 pessoas a bordo, nas águas do OCEANO ATLÂNTICO, próximo à Ilha de NATUCKET, no Estado de MASSACHUSETTS, nos EUA.
Está preso na COLÔMBIA o maior “SERIAL KILLER” da história mundial. O psicopata LUÍS ALFREDO GARAVITO CUBILLOS estuprou e assassinou 140 crianças.         

ACONTECEU EM 31 DE OUTUBRO DE 2001 (QUARTA-FEIRA) : -
Muito calor nesta manhã. Quando chego na SÉ a temperatura está em 29ºC. O barulho dos grevistas do Judiciário estadual cria um ambiente de bagunça na PRAÇA JOÃO MENDES e adjacências. O trânsito é complicado.
O senhor MARCONDES tinha marcado um encontro no MMDC para elaborarmos um documento ao Comandante do 1º Batalhão de Polícia de Florestas e Mananciais, mas me telefona cancelando o encontro. Não está passando bem com esse calor. Prefere deixar tudo para novembro.
Não é fácil trabalhar no MMDC neste último dia de outubro. Além do calor, temos o barulho dos grevistas. Acertamos os últimos detalhes para a missa de FINADOS. Telefono ao TENENTE-CORONEL Capelão da Aeronáutica, PAULO. O TENENTE PM HERNANDEZ irá levá-lo ao Monumento Mausoléu em 2 de novembro.
Também não comparece na Sociedade o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES esteve ontem no MMDC e contou eu vai para um sítio, com a família, neste feriado. Deve já ter viajado. Retornará em 5 de novembro.
Quando passo pela PRAÇA DA SÉ noto que na esquina com a Rua 11 de Agosto a construção da futura instalação de uma agência do BANESPA vai atingindo o segundo andar,  com o erguimento das paredes e a concretagem da segunda laje. 

Com o apoio inflamado da FIEL, o CORINTHIANS bateu por 2 a 0 o UNIVERSID CATÓLICA, no PACAEMBU e passa para a semifinal da COPA MERCOSUL pela primeira vez. Em meio à alegria, o atacante LUIZÃO viveu uma drama. Convocado para a seleção à tarde, ele sofreu uma lesão na coxa esquerda aos 21 minutos do segundo tempo e saiu de campo chorando muito. Ele corre o risco de ser cortado da seleção. DEIVID e KLÉBER fizeram os gols da vitória alvi-negra.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA-
TENENTE-CORONEL ADAIR  PAGAMISSE, da Diretoria de Sistemas. Nasceu em 3 de abril de 1945. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 22 de setembro de 1965. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2o. TENENTE - 24 de maio de 1976; 1o. TENENTE - 25 de agosto de 1980; CAPITÃO - 25 de agosto de 1987; MAJOR - 15 de dezembro de 1995 e, TENENTE - CORONEL - 24 de maio de 2000.

PARENTES ENTERRAM MÃE E FILHA E BUSCAM EXPLICAÇÃO PARA A TRAGÉDIA:- O marido, CLÁUDIO TAKEMATSU não arredou pé da câmara ardente onde ocorria o velório. Na tarde de 30 de outubro, a dona-de-casa  KEIKO TAKEMATSU  pegou  um  revólver 38 e disparou contra seus três filhos. A filha do meio levou um tiro no peito e morreu ao lado da mãe, no quarto do casal. KEIKO e TAKEMATSU eram casados havia cerca de 11 anos. Eles teriam vividos no JAPÃO até  cinco anos atrás, quando voltaram para o BRASIL e foram morar em CAMPINAS.

AVIÕES DOS EUA LANÇAM TEMPORAL DE BOMBAS SOBRE O AFEGANISTÃO. Em operação inédita nesta campanha, bombardeios B-52 realizaram seu mais intenso ataque contra o TALEBAN.
A última vitima do antraz foi uma vietnamita que teve a suspeita de antraz respiratório confirmada no dia 29 de outubro. Foi a primeira morte em NOVA IORQUE. Na semana passada, KATHY NGUYEN, 61 anos, reclamou para os seus vizinhos que se sentia resfriada. No dia 28, ela se internou no HOSPITAL LENOX HILL, falecendo hoje.
 
EM JERUSALÉM seis palestinos morreram e sete foram presos em uma operação simultânea do Exercito israelense em três cidades controladas pela  Autoridade  Nacional  Palestina: HEBRON, TULKAREM e JENIN.

TERRORISTAS PREPARAM NOVO ATAQUE AOS EUA :-
Ligações entre militantes islâmicos no Afeganistão e na Arábia Saudita revelaram que o ataque aos EUA seria antes do RAMADÃ. A informação é de forças sauditas de oposição. O JORNAL "NEW YORK POST" e a rede TV "FOX" disseram que telefonemas no AFEGANISTÃO de supostos terroristas da AL QAEDA, grupo terrorista comandado por OSAMA BIN LADEN, foram a causa do "alerta máximo" anunciado pelos  EUA no dia 29 de outubro.  O mês de RAMADÃ, sagrado para os muçulmanos, começa em 17 de novembro.   

AUTORIZADA por FIDEL CASTRO a extradição da menina cubana ANABEL SONEIRA ANTIGUA, de 14 anos, que estava retida em CUBA desde que os pais se mudaram para o BRASIL, em 1997. Sua família mora na cidade pernambucana de CATENDE.

1543202  194181 - 14. 2 21115/.

2 002  :  -
Tranqüila a manhã de reunião no MMDS. Chegamos até a comentar CAMÕES, em sua obra OS LUZÍADAS, pois AMÉRICO fará um trabalho em grupo, no local onde estuda, dos CANTOS QUINTO e SEXTO e pediu a minha ajuda, fornecendo-lhe o livro, o número 33 das OBRAS PRIMAS que colecionei nos anos 80. CARBAIA irá fazer uma palestra à tarde.
Na Sociedade, os inimigos não nos perturbaram nesta tarde. Apenas o CORONEL JAIRO PAES DE LIRA telefonou para saber se as cópias dos documentos alusivos ao restauro do Monumento–Mausoléu estão prontas. Ainda não sei se ele foi ou não mandado pelo Comandante Geral. Alguns conselheiros conversaram comigo, também por telefone, para saber o andamento das obras. O Sr. MARCONDES passou pela Sociedade e logo foi embora. Ele está sendo convidado para entregar a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA para a CORONEL Fem PM LAUDINÉA PESSAN DE OLIVEIRA, amanhã, às 16 horas, em solenidade comemorativa do aniversário da DAMCO.
Triste mesmo foi o telefonema do CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES, comunicando-me que o nosso companheiro de bancos escolares, CORONEL ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, foi submetido ontem a uma operação do coração no HOSPITAL SANTA ISABEL, em TAUBATÉ. Ele telefonou hoje para o hospital e o ALUÍZIO permanece na UTI, em recuperação. Mais tarde, já em casa, procurei saber de notícias do colega, mas o hospital nada informou e, no seu lar, não tinha ninguém para atender o telefone.

Manifestação contra a adesão brasileira à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) bloqueou três faixas da avenida PAULISTA nas proximidades da Rua BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO, sentido Consolação. Participaram do protesto cerca de 1.500 pessoas. Os manifestantes seguiram em passeata até o prédio do BANCO CENTRAL. O protesto que se repetiu em outras cidades brasileiras, fez parte do dia internacional de mobilização contra ALCA. Os manifestantes temem que a queda de barreiras comerciais favoreça a economia dos EUA e prejudique as exportações da países como o BRASIL. Também houve protestos em QUITO, capital do EQUADOR, onde os 34 países – membros participaram de rodada de negociações para instalação da ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO.       

No meio do caminho tinha uma pedra, já dizia o poema de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Agora, no meio do caminho da praça que leva seu nome, no MORUMBI, na zona sul, existe mesmo uma pedra. O granito veio diretamente da cidade de ITABIRA DO MATO GROSSO, MINAS GERAIS, cidade onde nasceu o poeta e passou sua infância. Inaugurada hoje, o presente foi entregue pela SOCIEDADE AMIGOS DA PRAÇA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, em comemoração ao centenário do poeta. Nela foi gravado: VAI, CARLOS! SER GAUCHE NA VIDA, parte do texto do célebre Poema de Sete Faces, publicado em seu primeiro livro. As homenagens a um dos maiores poetas modernistas brasileiros não pararam por aí. Vinte crianças que cursam o ensino infantil na Escola QUINTAL chegaram na praça segurando pedras de papel ao som da música CANÇÃO AMIGA, de MILTON NASCIMENTO. Depois de cantar, ao lado da pedra, os alunos fizeram uma roda e declamaram poemas.

O comerciante SÉRGIO AFIF SARRUF foi assassinado com um tiro na cabeça enquanto dormia em casa, na ALAMEDA DOS ARAÉS, no PLANALTO PAULISTA, bairro nobre da zona sul de São Paulo, ontem à noite. A mulher de SARRUF, a empresária EMILY SAFFUF, foi denunciada por uma empregada da família como a autora do crime. Ela tentou esconder um revólver 38, que teria sido usado no assassinato.  Dono da loja REI DO ARMARINHO, no centro da cidade, SARRUF estava caído ao lado da cama. A bala atravessou a cabeça de SARRUF e parou no travesseiro. O comerciante ainda foi levado ao Hospital SÃO PAULO, mas chegou morto. EMILY, proprietária da IRMÃOS DAUD, fábrica de peças de borracha, contou aos policiais que o marido teria sido morto por ladrões.

O engenheiro da DERSA, MANFRED ALBERT VON RICHTOFEN, de 49 anos, e sua mulher, a médica MARISIA VON RICHTOFEN, de 50, ambos alemães, foram mortos, provavelmente a pauladas, na madrugada, na zona sul de São Paulo. O crime aconteceu na mansão 232 da Rua ZACARIA DE GÓIS, BROOKLIN PAULISTA, bairro de classe alta. A filha ROSANE, de 18, e o irmão de 15, chegaram às 4 horas, encontraram luzes acesas, a biblioteca revirada e chamaram a polícia. Os corpos estavam na cama do quarto do casal e não apresentavam marca de tiro. No chão havia um revólver 38 com cinco cápsulas intactas, sacos plásticos pretos e muito sangue. A cabeça de MARISIA estava coberta por um saco plástico preto. No rosto do engenheiro tinha uma toalha branca, úmida. MANFRED era um dos do ex–secretário de Estado dos TRANSPORTES, MICHAEL ZEITLIN. RICHTHOFEN entrou na DERSA em 1998. Era descendente do BARÃO MANFRED VON RICHTHOFEN, piloto que ficou conhecido como “BARÃO VERMELHO”, a primeira pessoa a usar o avião – na época uma invenção recente – como máquina de guerra, na 1ª GUERRA MUNDIAL, no início do século XX. 

A JUSTIÇA decidiu hoje que FRANCISCO ELLER, o CHICÃO, de 9 anos, filho da cantora CÁSSIA ELLER, que morreu em dezembro do ano passado, ficará sob tutela definitiva da companheira da cantora, por 15 anos, MARIA EUGÊNIA MARTINS. A decisão sobre o destino de CHICÃO foi possível graças a um acordo assinado entre o avô do menino, ALTAIR ELLER e MARIA EUGÊNIA. Pelo acordo, CHICÃO ficará com MARIA EUGÊNIA e ALTAIR terá o direito de fazer duas visitas anuais ao menino, sempre no período de férias escolares, desde que o menino concorde.

O SBT ganhou em última instância uma ação no valor de quarenta e três milhões de reais contra três roteiristas da REDE GLOBO: BENEDITO RUY BARBOSA, GLÓRIA PEREZ e WÁLTER NEGRÃO. Respectivamente, cada um terá de pagar à emissora 22 milhões de reais, 22 milhões e 10 milhões. O fato foi divulgado hoje. Os escritores haviam sido contratados pelo SBT há cinco anos e receberam adiantamentos entre 500 mil reais e um milhão e meio. Meses depois, renovaram seus contratos com a GLOBO.

CONDENADO o ex–técnico da seleção brasileira de futebol, WANDERLEY LUXEMBURGO a pagar cem mil reais por ofender o árbitro CLÁUDIO VINÍCIUS CERDEIRA, durante a partida entre SANTOS e INTERNACIONAL, no CAMPEONATO BRASILEIRO de 1997. A condenação foi no RIO DE JANEIRO.

LANÇADO pelos CORREIOS um selo em homenagem aos CEM ANOS de nascimento do poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. O selo traz uma composição de três imagens: ITABIRA, cidade natal do escritor, o RIO DE JANEIRO, onde viveu e morreu, e o retrato de DRUMMOND.

Um violento terremoto atingiu hoje o sul e o centro da ITÁLIA, levando habitantes da região ao pânico e causando uma tragédia que comoveu o País: parte de uma escola desabou, soterrando dezenas de crianças com idades de 3 a 11 anos e professores na cidade de SAN GIULIANO DE PUGLIA. Quatorze crianças e duas mulheres foram retiradas mortas dos escombros. Várias outras pessoas ficaram feridas.
Os rios de lava do vulcão ETNA perderam força hoje, mas continuava ativo. Moradores das ladeiras do vulcão, localizado na SICÍLIA, no sul da ITÁLIA, esforçavam-se para retomar suas vidas normalmente sob nuvens de cinza e com a esperança de estarem fora de perigo. A lava incandescente que ameaçava o vilarejo mais vulnerável, LINGUAGLOSSA, diminuiu de velocidade para cerca de 30 metros por hora e ainda estava a quilômetros de distância do povoado. O vulcão ETNA continuou cuspindo lava durante toda a noite. Centenas de moradores da área estão dormindo em seus carros ou em barracas com medo de que a lava atinja suas casas.

MORREU na manhã deste 31 de outubro o galã número um do neo – realismo, RAF VALLONE, aos 86 anos. O filme de 1948 ARROZ AMARGO marcou o nascimento de dois mitos – o do galã VALLONE e o da sexy SILVANA MANGANO, que incendiou o imaginário das platéias masculinas de todo o mundo. Outros filmes de VALLONE: PÁSCOA DE SANGUE, ROMA ÀS ONZE HORAS, CRISTO PROIBIDO, O CAMINHO DA ESPERANÇA, TERESA RAQUIN, A VINGANÇA, PANORAMA VISTO DA PONTE, O CARDEAL, ANA, GUENDALINA, APARTAMENTO CLANDESTINO, A DOCE VIDA, ROCCO E SEUS IRMÃOS, A AVENTURA LA VIOLETERA. VALLONE foi, no cinema, acima de tudo, o rude, um daqueles brutos que seduzem o público com seus sentimentos.

MORREU a atriz PEGGY MORAN, aos 84 anos, em conseqüência de complicações que se sucederam a um acidente de carro, que sofreu em agosto. Foi protagonista, nas décadas de 30 e 40, de mais de dezenas de westerns e fantasias de terror. Faleceu em CAMARILLO, na CALIFÓRNIA. No cinema, PEGGY teve parceiros como os caubóis GENE AUTRY e ROY ROGERS e dividiu a cena com a dupla ABBOTT e COSTELLO na comédia maluca UMA NOITE NOS TRÓPICOS. Foi casada com o diretor HENRY KOSTER, um alemão que fez carreira em HOLLYWOOD, tendo realizado o primeiro filme em cinemascope, O MANTO SAGRADO.

FALECEU o cineasta ANDRE DE TOTH. Ele foi o quarto mosqueteiro caolho de HOLLYWOOD. Como JOHN FORD, RAOUL WALSH e FRITZ LANG, DE TOTH não tinha um olho, mas isso não o impediu de virar diretor e levar uma carreira importante, nos anos 1940 e 1950, quando se especializou na realização de filmes de ação. DE TOTH morreu em BURBANK, na CALIFÓRNIA. Há controvérsia quanto à sua idade. Poder ter nascido em 1908 ou 1910. Teria, portanto, 92 ou 94 anos. Nascido na HUNGRIA e filho de militar, DE TOTH estudou Direito na Universidade de BUDAPESTE, mas nunca chegou a exercer a profissão de advogado. Preferiu virar cineasta, completando o curso em 1 938. No ano seguinte, fez, como diretor ou roteirista, nada menos que cinco filmes. Em 1940, fugiu para a INGLATERRA para escapar do nazismo, levado por outro húngaro famoso, ALEXANDER KORDA, que o contratou como diretor da segunda unidade de O LADRÃO DE BAGDÁ, a versão de MICHAEL POWLL. De lá se transferiu para HOLLYWOOD, onde iniciou, em 1943, a carreira de diretor de ação. Seus westerns com RANDOLPH SCOTT – TERRA DO INFERNO, OURO DA DISCÓRDIA, O PISTOLEIRO, TORRENTES DE VINGANÇA e ALMA DE RENEGADO – são considerados obras – primas do gênero. Fez grande sucesso com MUSEU DE CERA, fantasia de terror com VINCENT PRICE e CHARLES BRONSON, produzida em terceira dimensão. Um de seus maiores admiradores é MARTIN SCORSESE.

O AS ADEMA, que conquistou o título de campeão nacional do País africano – MADAGASCAR – na semana passada, venceu o SOE por 149 a 0, depois que a equipe rival resolveu protestar contra a arbitragem, iniciando um festival de gols contra. O SOE começou a mandar bolas contra o próprio gol seguindo ordens do treinador, que perdeu a paciência contra o juiz.
   
LIBERTADO um dos prisioneiros políticos mais famosos de CUBA, OSCAR BISCET. Estava detido havia três anos por colocar de cabeça para baixo três bandeiras cubanas. Em HOLGUÍN.

CONDENADO a três anos e meio de prisão, KIM HONG-UP, um dos filhos do presidente da CORÉIA DO SUL, KIM DAE-JUNG. Foi ele julgado por tráfico de influência e sonegação fiscal envolvendo dinheiro proveniente de supostas doações políticas. Além da pena de prisão, ele recebeu uma multa de quatrocentos e oito mil dólares. 

2 003  :  -
UM ANO DEPOIS de ter participado do assassinato dos pais, o engenheiro MANFRED VON RICHTHOFEN e a psiquiatra MARÍSIA, SUZANE, de 19 anos, vai acumulando tarefas na Penitenciária Feminina, no CARANDIRU, zona norte. Ela cuida dos filhos das colegas no berçário, dá aulas de inglês e alemão para um pequeno grupo de detentas- jovens envolvidas, em sua maioria, com o tráfico de drogas – e ajuda na faxina do pavilhão. Às vezes, trabalha na horta. Enquanto isso, o namorado DANIEL, e o irmão CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, principais executores do casal, seguem presos no CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA, no BELÉM, e recebem de sua família comida extra, para dividir com os colegas de cadeia. O pai, ASTROGILDO, vai ao local aos sábados e domingos e diz que DANIEL não se esqueceu de SUZANE. “Ele quer se reencontrar a até casar com ela”, afirma. “Ainda se amam muito. Aliás, a nossa família sempre comentou que nunca viram um amor tão intenso como o deles”. Sobre o crime, nada falam. As únicas pessoas com quem SUZANE trata esse assunto são seus advogados. Nos primeiros meses de prisão, emagreceu quase dez quilos. Hoje, o peso voltou ao normal. “É uma moça educada, fala baixo, se mostra arrependida e todos gostam dela”, diz uma das detentas, que tem 19 anos, presa por seqüestro e ficou amiga de SUZANE.
 
HOJE, faz sete anos da queda do FOKKER 100 da TAM, que causou a morte de 99 pessoas. Ninguém foi responsabilizado criminalmente e o inquérito foi arquivado no Fórum do JABAQUARA, com base no laudo que apontou falha mecânica. Na JUSTIÇA, há dezenas de ações em andamento, sem solução.

Empresas, bares e escolas festejam hoje o HALLOWEEN. Comemorado há dois mil anos pelos celtas, que viviam onde hoje estão IRLANDA, REINO UNIDO e o norte da FRANÇA, o HALLOWEEN era um ritual religioso druida. As pessoas se vestiam com cabeças e couro de animais, para assustar os espíritos que tentassem voltar para fazer mal. O 31 de outubro era a véspera do ano-novo dos celtas e marcava o fim do verão e o início de um período difícil, com muitas mortes por conta do frio e da escassez da colheita. Por volta de 1840, a crença, já bastante modificada, foi incorporada à cultura americana com a chegada dos imigrantes irlandeses ao País. Hoje, as comemorações no BRASIL são vistas como forma de diversão.
O DIA DAS BRUXAS será “como o Diabo gosta” para os fãs de filmes de terror. Chega hoje aos cinemas o longa “FREDDY x JASON”, que coloca frente à frente os dois mais conhecidos personagens do gênero. Sucesso de bilheteria nos EUA, onde arrecadou mais de 36 milhões no fim de semana de estréia (custou 25 milhões), o longa mistura muito sangue com poucos sustos, além de uma boa dose de comédia. Tudo começa no inferno, onde FREDDY KRUEGER, o terrível assassino do mundo dos sonhos da série “Hora do Pesadelo”, amarga um entendiante exílio. Os pais dos jovens da rua ELM STREET, local de suas matanças, resolveram dar aos filhos um remédio que os impede de sonhar. Os sobreviventes foram colocados em um manicômio. Por isso ninguém se lembra do monstro. FREDDY, então, bola um plano diabólico. Ele ressuscita JASON VORHEES, o violento psicopata da série “SEXTA-FEIRA 13”, para que cometa crimes em ELM STREET. Com o medo que se instalará na região e com o alerta dado pelos que não o esqueceram, ele pretende ganhar força e voltar. FREDDY não conta, porém, com a sede de sangue do colega de profissão. JASON não obedece às ordens de “pare, essas vítimas são minhas”. O duelo entre os dois é inevitável.  

No MMDS, com os oficiais, comentamos a grande operação da POLÍCIA FEDERAL envolvendo num escândalo tremendo, delegados de polícia, agentes federais, advogados, empresários e, pasmem, até juízes (estes vendiam decisões a criminosos). Isso ainda irá dar muito o que falar.
O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES e sua esposa chegaram a uma ARAÇATUBA de mais de 30 graus por volta das 13 horas. Ele mantém um contato telefônico com dona CÉLIA, preocupado com os desdobramentos da queixa feita na Ouvidoria de Polícia, sobre o Monumento-Mausoléu. Não tenho conhecimento do teor dessa queixa e, nesta tarde, não ouço comentários a respeito.
Atendo o Sr. HÉLIO FERRARI, filho de um ex-combatente, que vem saber como estão as condições do cinerário. Os restos mortais de seu pai encontram-se embaixo da cripta. Explico a ele que estamos aguardando um projeto da CO. RESTAURO que prevê a construção de um cinerário condigno com os heróis de 32. Comentamos a falta de dinheiro que a Sociedade sofre e ele se dispõe a escrever uma carta ao governador, pedindo auxílio para o MMDC. Será que isso irá adiantar ???
Acerto em definitivo com a DAMCO o horário da missa que será rezada no Cemitério do ARAÇÁ, onde serão lembrados os mortos de 32 em dois de novembro, FINADOS. Já mandamos e-mail para os jornais sobre essa situação e hoje também mandamos mensagens pelo correio eletrônico daqueles que o possuem. Esta semana não tínhamos dinheiro para mandar cartas para os nossos sócios. Uma vergonha !!!
Vamos encerrar o mês de outubro com o presidente em ARAÇATUBA, o vice, Cel MENDES, no Estado do TOCANTINS, com o VASCO deixando o serviço de funcionário da Sociedade (hoje ele veio trabalhar e está ensinando o CLÁUDIO, motorista do Sr. MARCONDES, nos afazeres da portaria da Sociedade) e com dona CÉLIA atarefadíssima, não dando conta do recado. Ela atende pessoas que estão interessadas em pesquisas, telefonemas e não dá tempo para trabalhar nos documentos que precisamos responder.    
Perdemos também no último dia de outubro mais um ex-combatente de 32. Trata-se de JOSÉ FRANCISCO DE JESUS, nascido em 6 de janeiro de 1911, que no Movimento Constitucionalista pertenceu ao BATALHÃO DE CAÇADORES PAULISTAS. Foi um dos raros sócios, veteranos de 32, que vinha pagando suas mensalidades em dia.

A Corregedoria da Polícia Civil prendeu um grupo de policiais e informantes de polícia acusados de traficar drogas e de extorquir dinheiro de traficantes. Entre os acusados está JOSÉ CAYRES PORTO, que para pressionar suas vítimas gabava-se de ser primo do diretor do DEPARTAMENTO DE NARCÓTICOS, IVANEY CAYRES DE SOUZA. PORTO trabalhava como agente policial, mas foi exonerado em 1981. As investigações começaram há 45 dias quando um suspeito de traficar drogas foi pressionado pelos acusados a dar dinheiro para não ser preso. Entre os detidos estão o investigador RAYAMBERSON ASSIS NOGUEIRA e o PM ARTUR ANTÔNIO RODRIGUES MARIA. A assessoria da Segurança Pública informou que o delegado IVANEY não tem nenhuma relação com o primo.

RONALDO PITTA e ALEXANDRE MARTINS, empresários do jogador RONALDO, foram condenados hoje a onze anos de cadeia pela Justiça do RIO. Com mais 20 pessoas, eles são acusados de envio de 34,3 milhões de dólares para a SUÍÇA. O dinheiro teria sido desviado por um esquema de fiscais da FAZENDA, do RIO, que cobrava propina de empresas.
As penas mais pesadas foram as dos fiscais estaduais CARLOS EDUARDO PEREIRA RAMOS e RÔMULO GONÇALVES, condenados a 17 anos e seis meses de prisão em regime fechado. RODRIGO SILVEIRINHA, subsecretário de Administração Tributária do Governo ANTHONY GAROTINHO e presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Governo ROSINHA MATHEUS, recebeu pena de quinze anos. Dezessete acusados já estão presos desde abril. No final do dia, o desembargador ANDRÉ KOSLOWSKI, do Tribunal Regional Federal, concedeu hábeas-corpus para PITTA, MARTINS, ROSEMBERG, ADLER e MARLENE ROZEN que, portanto, não podem mais ser presos.
A professora ANDRÉA LISBOA SALGADO, que perdeu as pernas ao ser atropelada pela lancha PIMBA PIMBINHA, no sábado, dia 25 de outubro, em ITACURUÇÁ, RIO, tem alta prevista para quarta-feira, dia 5 de novembro. Segundo o seu marido, ORLANDO COSTA SALGADO JÚNIOR, a expectativa é de que até lá os pontos da cirurgia já tenham fechado e ela não precise fazer curativos em casa. Peritos da Capitania dos Portos analisam  se o cabo da Marinha, MARCOS CAVALCANTI, não estaria conduzindo a lancha. Ele estava embriagado.

O fornecimento de energia elétrica começou a voltar ao normal em FLORIANÓPOLIS, hoje, às 11:40 horas, cerca de 46 horas após o blecaute provocado por um incêndio nos cabos de alta tensão sob a ponte COLOMBO SALES, que abastecem a ILHA DE SANTA CATARINA.

MORREU a jornalista e empresária NIOMAR MONIZ SODRÉ BITTENCOURT, ex-proprietária do jornal carioca CORREIO DA MANHÃ, aos 87 anos, em virtude de uma insuficiência múltipla de órgãos. Conhecida por sua campanha contra a ditadura, NIOMAR , que sofria de mal de ALZHEIMER, estava internada no Hospital SAMARITANO, em BOTAFOGO, havia dois meses. NIOMAR nasceu em SALVADOR e começou a escrever muito jovem. Casou aos 17 anos, teve um filho, ANTÔNIO e, oito anos depois, já separada, foi trabalhar no CORREIO DA MANHÃ, na área de política. Lá conheceu e apaixonou-se por PAULO BITTENCOURT, dono do jornal. Após a morte do marido, em 1963, NIOMAR assumiu a direção da empresa, fechada em 1974 após um cerco econômico imposto em retaliação à defesa de bandeiras democráticas. NIOMAR também fundou, com o marido, o MUSEU DE ARTE MODERNA do RIO, em 1948.

O ex-governador FRANCO MONTORO foi homenageado com a inauguração de um busto no AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, em GUARULHOS, que leva o seu nome. A orquestra do Projeto AFINANDO O FUTURO se apresentou no local.

A pessoa mais velha do mundo, uma japonesa chamada KAMATO HONGO, morreu hoje, aos 116 anos. Ela estava internada havia semanas, em KAGOSHIMA, a cerca de mil km ao sudoeste de TÓQUIO. Nascida em 1887, na cidade de ISEN, na ilha de TOKUNOSHIMA, quando o JAPÃO estava começando a se abrir ao mundo depois de dois séculos de isolamento, KAMATO era conhecida por dormir durante dois dias e ficar acordada pelos próximos dois. Ela costumava dizer que dormir era seu principal passatempo. A japonesa havia comemorado seu 116º aniversário no mês passado, (nasceu no dia 16 de setembro de 1887). A morte dela acontece um mês depois da do homem mais velho do mundo, YUKICHI CHUGANJI, também japonês, que morreu aos 114 anos. Um em cada cinco japoneses tem mais de 65 anos, a maior porcentagem de idosos em países industrializados. KAMATO era detentora do título de pessoa mais velha do mundo, segundo o GUINNESS BOOK.  

O novo número UM do tênis, o americano ANDY RODDICK, venceu hoje o sueco JONAS BJORKMAN e está na semifinal do MASTERS SERIES DE PARIS. Ele enfrentará o inglês TIM HENMAN, algoz de GUGA, que hoje bateu o suíço ROGER FEDERER. Na outra semifinal jogam JIRI NOVAK e ANDREI PAVEL.

ASSUMIU o cargo de primeiro-ministro da MALÁSIA, ABDULLAH AHMAD BADAWI, de 63 anos. Ele ocupa a função no lugar de MAHACHIR MOHAMAD, de quem era vice. MOHAMAD ficou 22 anos no poder. BADAWI é o quinto primeiro-ministro a governar a MALÁSIA. Em KUALA LUMPUR.

CONDENADA pela Suprema Corte de seu País a uma reprimenda pública por mostrar o corpo a miss AFEGANISTÃO, VIDA SAMADZAI. No concurso MISS UNIVERSO, nas FILIPINAS, VIDA desfilou de biquini. Ela mora nos EUA desde 1990. Em CABUL.

ASSISTO no SBT o filme SEPULTADO VIVO, de 1990, dirigido por FRANK DARABONT, com TIM MATHESON e JENNIFER JASON LEIGT. Rapaz constrói uma casa para a mulher, longe de NOVA YORK, mas ela não consegue se acostumar com a nova rotina, completamente afastada da cidade grande. Acaba se apaixonando por um médico da região e, juntos, decidem matar o marido dela para ficar com as suas posses. O homem é envenenado e enterrado pela mulher, só que ele não está morto: ao acordar, ele se apavora, mas consegue sair, cavando com as mãos. É o momento da vingança. Apesar do tom mórbido, é um filme interessante. 

DESCOBERTO que a musa do REALITY SHOW inglês THERE´S SOMETHING ABOUR MIRIAM era um travesti, que fez operação para mudar de sexo. Seis participantes do programa ameaçam processar os produtores caso o programa vá ao ar. Em LONDRES.

2 004  :   -   DOMINGO  1418185G (201813714 100 133143202/)
                                          162/ 135731581 (14120)
A corrida para a Prefeitura chega hoje ao dia decisivo. Na reta de chegada, o candidato do PSDB, JOSÉ SERRA aparece com 7 e 8 pontos de vantagem sobre a prefeita que tenta à reeleição, a petista MARTA SUPLICY, segundo as pesquisas do IBOPE e do DATAFOLHA.
Para votar, em SÃO PAULO, aproveito a “carona” do carro do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, escalado para trabalhar à tarde no CSM-AM. Saímos de casa por volta do meio-dia. Na Rua JORGE MIRANDA, pego o metrô e desço na LIBERDADE. Chego na ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO por volta das 12:45 horas. Noto que pouca gente está votando. Talvez por causa do feriado de 2 de novembro, muitos preferiram esticar o feriado prolongado e deixaram de votar. Quem perderá com isso? MARTA ou SERRA? Voto na 1ª ZONA, 280ª SEÇÃO, em JOSÉ SERRA. Ao contrário do dia 3 de outubro, que foi chuvoso e bastante desagradável, este 31 de outubro apresenta uma temperatura superior a 30 graus.
Regresso a GUARULHOS, tão logo termino a minha obrigação. Noto que o metrô apresenta um movimento muito grande para um domingo. Mas em compensação, na ARMÊNIA, embarco num lotação que num instante me transporta para GUARULHOS.
Na tarde deste domingo, após um cochilo depois do almoço, passo a registrar os últimos acontecimentos em minhas memórias e imprimir os livros de 19 a 25 de outubro e de 26 a 31 de outubro.
Na tarde, também contamos com as brincadeiras do IAGO, que revoluciona a casa toda quando aqui comparece, quase que diariamente.

O economista JOSÉ SERRA, 62 anos, foi eleito hoje prefeito de SÃO PAULO, ao vencer com – apuradas 99,96 % das urnas – 54,89% dos votos válidos (3.329.422) a atual prefeita, MARTA SUPLICY que estava com 45,13% (2.738.548). SERRA bateu o recorde em eleições para a prefeitura paulistana, que MARTA havia quebrado em 2000, com 3.248.115 votos. Num discurso emocionado – em que chorou ao dedicar a vitória à mãe, SERAFINA – o prefeito eleito prometeu hoje um governo de trabalho, de união e de austeridade. Fez ainda um apelo para que todas as forças se unam para enfrentar os problemas da cidade. O segundo turno consolidou a divisão geográfica já delineada entre tucanos e petistas no primeiro turno. SERRA venceu nos bairros nobres e de classe média – ficou em primeiro lugar exatamente nas 27 zonas eleitorais onde vencera no primeiro turno. MARTA ganhou na periferia. O principal desafio do novo prefeito será lidar com a dívida da cidade, de 27,6 bilhões de reais, que equivale a 2,3 vezes as receitas anuais. Para não sofrer sanções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, como a proibição de contratar empréstimos, essa proporção precisa ser reduzida para 1,78 até maio de 2005.  JOSÉ SERRA CHIRICO nasceu em SÃO PAULO, na MÓOCA, em 19 de março de 1942. Tornou-se senador por SÃO PAULO em 1994, foi ministro do PLANEJAMENTO e da SAÚDE durante os governos de FHC e, em 2002, candidato derrotado à Presidência. O resultado da principal disputa municipal do País reduz o impacto político das bem-sucedidas campanhas do PT no primeiro turno – quando o partido conseguiu se interiorizar, passando de 187 municípios em 2000 para 400 prefeituras no dia 3 de outubro. Nos 43 segundos turnos realizados hoje, o PT perdeu cidades importantes que já governava, como PORTO ALEGRE (RS), BELÉM (PA), e GOIÂNIA (GO). Apesar da vitória em SÃO PAULO, no entanto, o PSDB terá cinco capitais, contra as nove obtidas pelo PT.

Na avaliação de políticos do partido, reações intempestivas e turronas por parte da prefeita MARTA SUPLICY, como recusar aliança com o PMDB, foram os motivos principais para ela não se reeleger. Esse comportamento fez com que o presidente LULA a chamasse de “cabeça dura” em conversa com auxiliares. Outros motivos citados foram as taxas criadas na sua gestão e a concentração das obras na segunda metade do mandato. MARTA desejou sorte ao novo prefeito e disse que “a luta continua”. A derrota deve embolar a escolha do candidato ao partido a governador em 2006. MARTA entra com força na disputa, da qual já faz parte o líder do governo no Senado, ALOÍZIO MERCADANTE. 

MILA PERILLO BORGUETTI, de 21 anos, prima em 2º grau do governador de GOÍAS, MARCONI PERILLO, morreu hoje quando o GOL em que estava com duas amigas bateu em um poste no GUARUJÁ, no litoral sul. As três estavam sendo perseguidas por um XSARA PICASSO, cujo motorista seria marido da proprietária da casa noturna AVELINO´S – onde as três haviam discutido minutos antes por causa de uma conta. Na Rodovia dos IMIGRANTES, em DIADEMA, na região do ABC, outro acidente provocou a morte de duas crianças e deixou seis pessoas feridas.

Sete homens espancaram e mataram o soldado da Polícia Militar, ÉMERSON SILVA DO NASCIMENTO, durante a madrugada, no bar MILLENIUM, em SANTO ANDRÉ. De folga, ÉMERSON divertia-se no bar lotado, onde o público ouvia samba, quando um tiro foi disparado para o alto, por volta das 4 horas. O PM teria sacado uma pistola ponto 40 da Corporação – que portava, mesmo estando de folga – e passado a procurar o atirador. Estaria abordando um suspeito, quando o autor do disparo o rendeu, apontando um revólver 38 para suas costas. Junto com seis amigos, o atirador cercou o PM, tomou sua pistola e passou a espancá-lo. Após a sessão de espancamento, JOSÉ LÚCIO LIMA DA SILVA, 26 anos, matou o PM com um tiro da própria pistola dele. Seis dos criminosos fugiram em um MONZA azul, localizado pela PM horas depois na avenida MARGINAL ORATÓRIO, em SAPOPEMBA. Após perseguição e troca de tiros, os seis se renderam e foram presos, inclusive o autor do tiro que matou ÉMERSON, e recuperaram a pistola da Corporação. Todos foram levados para o 70 º DP (SAPOPEMBA).

Familiares e amigos da estudante LIANA FRIEDENBACH, de 16 anos, participaram neste domingo de uma cerimônia religiosa reservada no cemitério Israelita do BUTANTÃ, na zona oeste. Em novembro de 2003, ela e o namorado, FELIPE CAFFÉ, de 19 anos, foram assassinados brutalmente em EMBU-GUAÇU, na GRANDE SÃO PAULO. No próximo dia 10, faz um ano que os corpos dos namorados foram encontrados na cidade de JUQUITIBA, vizinha a EMBU. Desde então, o pai da adolescente, o advogado ARI FRIEDENBACH, trava uma batalha pela redução da maioridade penal no país. Ele quer que menores de 18 anos sejam responsabilizados pelos crimes que cometerem. O advogado também criou a associação “LIANA FRIEDENBACH PELA PROMOÇÃO DA PAZ COM JUSTIÇA” para promover discussões sobre a redução da idade penal de 18 para 16 anos. No início de outubro, a Justiça aceitou denúncia do Ministério Público contra os assassinos dos jovens. Os quatro vão a júri popular ainda sem data definida. O adolescente acusado pela polícia de ter participado do assassinato continua recolhido em uma unidade da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM). Este ano, um laudo assinado por psiquiatras revelou que ele tem retardo mental moderado. Outros acusados – PAULO CÉSAR DA SILVA MARQUES, o “PERNAMBUCO”, ANTÔNIO MATIAS DE BARROS e ANTÔNIO CAETANO DA SILVA – aguardam julgamento presos.

O auxiliar de serviços gerais, MAURO DOS SANTOS, de 36 anos, morreu neste domingo, na cidade de BRASÓPOLIS, a 451 km de BELO HORIZONTE. A triste notícia passaria em branco não fosse também se MAURO, conhecido por LICA, jogasse no JAPÃO, time da liga amadora do município mineiro. Assim como SERGINHO, do SÃO CAETANO, ele passou mal em campo. LICA desmaiou no vestiário do Estádio ATALIBA DE MORAES, pouco após ser substituído se queixando de fortes dores na cabeça. O estádio não tinha ambulância e o jogador foi levado em uma viatura de polícia. No hospital, foi declarado morto. Segundo laudo do IML, LICA sofreu uma parada cardiorrespiratória.

UM CASAMENTO CINEMATOGRÁFICO. Só faltou a HEBE CAMARGO no casamento do ano, de LUCIANO HUCK e ANGÉLICA. A loura havia confirmado presença. Até a NAOMI CAMPBELL estava lá. E outras milhares de estrelas, de todas as grandezas. O ministro GILBERTO GIL e sua mulher FLORA arrumaram espaço na agenda e compareceram. SUPLA largou a campanha da mãe para baixar lá. Impossível não vê-lo naquele terno cor-de-rosa. As cifras são de cinema. 250 seguranças, dezenas de repórteres, 7 mil docinhos, bebidas de tudo quanto é tipo e até sandálias havaianas com as iniciais “L” e “A” para o conforto dos pés dos convidados.     

DANIELE HYPÓLITO faturou a medalha de prata na trave, aparelho que é sua especialidade, na etapa de GLASGOW (ESCÓCIA) da COPA DO MUNDO de Ginástica Artística. O seu irmão, DIEGO, ontem, ganhou a medalha de ouro na prova de solo.

Depois de 33 anos de espera, a esquerda teria conquistado o poder no URUGUAI, segundo indicavam no fim da noite as pesquisas de boca-de-urna. O socialista TABARÉ VÁSQUEZ, candidato da coalizão de centro-esquerda FRENTE AMPLA, um vasto aglomerado de grupos de ex-comunistas, democrata-cristãos e ex-guerrilheiros tupamaros, teria vencido as eleições presidenciais por uma estreita margem acima da metade mais um dos votos necessários para ganhar a presidência do país no primeiro turno. A consultoria CIFRA indicava que VÁSQUEZ teria 51% dos votos, enquanto seu rival JORGE LARRAÑAGA, do Partido Nacional (ou BLANCO), obteria 34%. GUILLERMO STERLING, o candidato do governo do presidente JORGE BATLLE, amargaria o terceiro lugar com 10% dos votos, o pior desempenho da história do Partido COLORADO.

O Aeroporto Internacional MONTREAL-MIRABEL deixa de movimentar vôo de passageiros.

2 005  :  -   SEGUNDA-FEIRA
O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de SÃO PAULO DEPUTADO RODRIGO GARCIA
sentir-se-á honrado com sua presença na abertura da exposição “RECORDANDO SÃO PAULO ANTIGO”, com obras de
ARMANDO PEREZ
A mostra será inaugurada na segunda-feira, dia 31 de outubro, a partir das 16:30 horas, no Mezanino do HALL MONUMENTAL e permanecerá aberta até 11 de novembro.
LOCAL: PALÁCIO 9 DE JULHO
Av. PEDRO ÁLVARES CABRAL, 201, IBIRAPUERA

O DIÁRIO DE SÃO PAULO publica uma entrevista com o MANÍACO DO PARQUE, FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA, que violentou e matou oito mulheres. Ele foi condenado por torturar, violentar e executar oito garotas em 1997 e 1998. Escondeu os corpos no PARQUE DO ESTADO e mutilou alguns deles com os dentes, segundo a polícia. Esse é o breve resumo das atrocidades atribuídas ao motoboy FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA, de 37 anos. O homem que destroçou a vida de várias famílias agora quer constituir a sua. Pregador do Evangelho, PEREIRA diz que já está casado no papel com a catarinense JUSSARA GOMES. Um autorização para ter visitas íntimas com a mulher seria o passo inicial para alcançar o objetivo – ele quer ser pai de meninos e meninas. O maníaco tem esperança de um dia sair da prisão, mesmo com condenação que, somadas, chegam a 270 anos. Encontra-se preso na cela 29 do pavilhão 1 do presídio de ITAÍ (290 quilômetros de SP) – específica para detentos condenados por crimes sexuais. PEREIRA está envelhecido e mais gordo. Contou ao jornal como é a sua vida no cárcere e quais são os seus planos para o futuro.

Ainda procurando recuperar o tempo perdido por causa dos transtornos causados com as falhas surgidas em meu computador, levanto mais cedo e digito apontamentos em minhas memórias até às 11 horas. 
Por volta das 13 horas, estou chegando no MMDS. Os oficiais estão me esperando para expor o problema de férias. O que acontece é que todos pensam em se afastar em dezembro. Isso não é possível e determino que se faça um plano com a finalidade de não fechar a Entidade no final do ano. Seria ruim se isso vier a acontecer.
Temos reunião da Comissão Cívica e Cultural na Associação Comercial. Passo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para me reunir com o presidente e o vice (GINO e MENDES). Por volta das 15 horas estamos com GIANNOCCARO, VIVIANO FERRANTINI, ALFREDO BRUNO JÚNIOR, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, CÉLIA MARCONDES, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, FRANCES AZEVEDO, GAETANO BRANCATI LUIGI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, JOSÉ GARRIS DEL VALLE, HELIODORO PEREIRA DE SÁ. Entre os vários assuntos tratados nesta tarde, volta à baila a questão da usurpação do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. A advogada CÉLIA diz que um dos filhos do falecido CUTAIT tentou afastá-la da Secretaria do MEIO AMBIENTE, mediante contato direto com o Secretário EDUARDO JORGE. Este respondeu que isso não poderia ser realizado, dado o valor da advogada para com a secretaria. Daí, de modo acintoso, ele  mandou para a doutora CÉLIA um livro que conta a vida do médico que usurpa o nome do túnel. Ela está indignada com essas manobras sórdidas. Muitas pessoas falam sobre o momentoso assunto. GIANNOCCARO, coordenador da Comissão, acha que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC deve tomar a pulso essa questão. ELOY diz que não devemos aceitar mais a troca do nome do túnel e partir para uma ofensiva. Penso em fazer realizar uma ENTREVISTA COLETIVA com a imprensa. Todos oferecem seus préstimos à Sociedade e deveremos fazer algumas reuniões preliminares antes da realização da entrevista.
GIANNOCCARO apresenta à Comissão a organizadora do arquivo histórico, VILMA GALHIARTI, que passará a fazer parte da mesma. Dona VILMA faz uso da palavra, direcionando a sua fala para o seu trabalho no sentido de levantar o acervo da Associação Comercial e levanta a bandeira do Patriotismo. GIANNOCCARO também critica a atitude antipática de CIRO GOMES para com o Estado de SÃO PAULO.
Acompanhamos o GINO até o metrô. Estão conosco o NAPOLEÃO DE ABREU e a FRANCES AZEVEDO e se despedem na PRAÇA DA SÉ. O MENDES deixou o carro nos bombeiros. O trânsito não está bom hoje. Desço na ARMÊNIA, regressando para casa.
LUCINDA diz que recebeu um telefonema de POÁ. Meu genro diz que o CARLOS quer falar comigo e fará uma ligação telefônica ainda esta noite. Outra situação: o PEDRO veio trocar o HD do computador. Mas os defeitos permanecem os mesmos. Comunico isso a ele e deverá retornar para verificar onde está o problema.
ROMAGNOLI conversa comigo por telefone. O GENERAL BUENO pediu sua presença na CARNIDE amanhã à tarde. Quer ele saber se deverá ir nessa reunião. Acho que sim. O assunto ele desconhece.

Acusado de roubar, torturar e executar uma família de dekasseguis, CELSO ALENCAR DOS SANTOS, 33 anos, foi morto em tiroteio com policiais da 3 ª  Delegacia de Chacinas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A troca de tiros ocorreu às 16:30 horas na rua ANDORINHAS BRASILEIRAS, na favela CANTINHO DO CÉU, extremo sul de SÃO PAULO.
CELSO levou cinco tiros e morreu no PS MARIA ANTONIETA FERREIRA DE BARROS. Segundo o delegado LUIZ FERNANDO LOPES TEIXEIRA, o acusado (que era foragido da cadeia de FRANCO DA ROCHA, com passagens por homicídio, roubo e porte ilegal de armas), foi cercado pelos policiais no local, onde estava escondido há pelo menos três dias. De acordo com os policiais, CELSO sacou um revólver calibre 38 ao receber voz de prisão e deu três tiros. No revide, os policiais o mataram. Nenhum policial ficou ferido. Além do revólver, CELSO tinha uma identidade falsa e estava vivendo num barraco onde havia um buraco. A polícia suspeita que o local era usado como cativeiro. Uma porção de maconha foi apreendida. Em um mês e meio, a polícia recebeu cerca de 100 denúncias sobre o caso. “Fomos à BRAGANÇA PAULISTA, CAMPINAS e SUZANO”, disse o delegado.
O crime, que teve repercussão internacional, ocorreu em 11 de setembro, na VILA CURUÇÁ, zona leste de SÃO PAULO. Cinco pessoas da família YONEKURA foram amarradas, surradas e baleadas. Três vítimas tiveram o corpo carbonizado. Apenas W., de 29 anos, sobreviveu, por ter se fingido de morto. Seu filho, de 11 meses, foi poupado pelos criminosos.
“Nunca desejamos a morte para ninguém. Mas, de qualquer jeito, a família tem certa sensação de alívio pelo caso estar esclarecido. Queríamos que os culpados fossem presos e condenados”, afirmou o advogado TSUNETO SASSAKI, irmão de uma das vítimas.

O craque corintiano ROGER foi operado hoje pela manhã da fratura na fíbula da perna direita e da lesão nos ligamentos do tornozelo, sofridas na partida contra o VASCO, domingo, no PACAEMBU. A cirurgia no Hospital SÃO LUÍS, zona sul de SÃO PAULO, teve o comando do ortopedista JOAQUIM GRAVA, consultor do departamento médico do CORINTHIANS. GRAVA festejou o sucesso da operação e prometeu a volta do meia aos campos em pouco mais de dois meses.

Numa decisão calculada para agradar aos conservadores e à direita religiosa e recompor sua base política dividida pela fracassada escolha de sua assessora jurídica, HARRIET MIERS, para a Suprema Corte, o presidente GEORGE W. BUSH nomeou hoje para o cargo o juiz SAMUEL A. ALITO JÚNIOR. Trata-se de um ultraconservador designado em 1990 pelo pai de BUSH,o ex-presidente GEORGE H. BUSH, para o Tribunal Federal de Recursos da FILADÉLFIA.
A nomeação do juiz SAMUEL ALITO JÚNIOR é, claramente, parte de um plano de ressurreição política do presidente americano. Mal recuperado da rejeição de HARRIET por intelectuais conservadores e por porta-vozes da ala teológica de seu próprio Partido Republicano no momento em que enfrenta a pior crise de sua administração, o presidente BUSH insistiu na experiência de seu indicado, candidato à vaga da juíza SANDRA DAY O´CONNOR, que anunciou a decisão de se aposentar.

Nasceu hoje a filha do herdeiro do trono espanhol príncipe FELIPE, e da princesa LETIZIA. “Ela é gordinha”, disse a rainha SOFIA sorrindo ao sair da maternidade com o rei JUAN CARLOS. Ela vai se chamar LEONOR. É a sétima neta de JUAN CARLOS e SOFIA e ocupa o segundo lugar na linha de sucessão ao trono.

ANUNCIADA a descoberta de dois novos corpos celestes ao redor de PLUTÃO. As fotos tiradas em maio deste ano pelo telescópio espacial HUBBLE e divulgadas agora indicam que as luzes detectadas pelo telescópio podem ser satélites naturais. Até o momento, a única lua conhecida de PLUTÃO é CARONTE, descoberta em 1978. Outra possibilidade é que as novas “luas” sejam parte do Cinturão de KUIPER, um anel repleto de corpos rochosos, e tenham sido capturadas pela gravidade de PLUTÃO. Nos ESTADOS UNIDOS.

DESCOBERTAS por arqueólogos chineses as ruínas do observatório astronômico mais antigo do mundo, na província de SHANXI. Segundo a imprensa oficial, o local tem 4.100 anos, 2 mil a mais que o observatório até agora considerado o mais antigo, construído pelos maias na AMÉRICA CENTRAL. O local apresenta duas plataformas semicirculares contidas uma dentro da outra (a maior tem 60 metros de diâmetro, a menor 40), rodeadas por treze pilares de pedra de quatro metros de altura. Entre os treze pilares há doze buracos, correspondentes aos doze meses do ano. Por esse sistema, os antigos chineses anotavam os diferentes lugares em que o sol nascia e se punha ao longo do ano. Na CHINA.

LEILOADO o carro AUSTIN PRINCESS, dirigido por JOHN LENNON no documentário IMAGINE! de 1973. O veículo foi arrematado por 150 mil dólares e um terno branco, usado pelo cantor, com 118 mil dólares. Em LAS VEGAS, ESTADOS UNIDOS.   

2 006     :     -     TERÇA-FEIRA
Muito calor nesta terça-feira. Tenho de estar no MMDS a fim de assistir uma palestra dos oficiais empenhados na última mega-operação “SÃO GERALDO”, praticamente terminada ontem, por volta das 16 horas. Agora vamos assistir o relatório das atividades dos principais comandantes envolvidos nesse plano que é antigo, mas sempre procuramos atualizar, acompanhando a evolução das ações criminosas no transporte de cargas. Dessa feita não temos problemas, ou melhor, não chegou ao meu conhecimento qualquer falta daqueles que pertencem à minha organização, coisa que já aconteceu no passado.
MARIO MARGARIDO está eufórico pelo sucesso obtido nas ações que estiveram sob seu comando. Não conseguiu relatar tudo nesta tarde. Isso irá continuar amanhã.
Por outro lado, vou passar uma tarde muito tranqüila na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não conto com o presidente, GINO STRUFFALDI, e ele também não mantém contato comigo. O mesmo acontece com o CORONEL MENDES.
Cumprimento o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, que está aniversariando hoje. Comunico a ele a criação do núcleo de GUARULHOS, citando os nomes dos presidentes da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.
Para não dizer que tudo foi bem nesta tarde, recebi um telefonema de uma senhora de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Conta que seu pai faleceu e ela quer saber se sua mãe tem direito à PENSÃO ESPECIAL. Pouca coisa conhece da participação de seu pai na Revolução de 1932.     

Faleceu o 2º TENENTE PM Ref CARLOS DINIZ. Ex-Guarda Civil, corporação que o acolheu em 1941, passou três anos à disposição do Exército Brasileiro, incorporando-se ao Batalhão de Polícia Militar da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária onde serviu até o término da GUERRA MUNDIAL. Regressando ao BRASIL, reincorporou-se a sua corporação de origem onde aposentou no posto de SUBINSPETOR. Com a unificação FP-GC teve seu nome apostilado no posto de 2º TENENTE. Atleta, CARLOS DINIZ participou de muitas olimpíadas e provas de pedestrianismo, inclusive a SÃO SILVESTRE de 1961, classificando-se em 265º lugar. Em 1967, foi homenageado pelo Comando da Guarda Civil quando recebeu a Medalha “CRUZ DE SERVIÇOS RELEVANTES” pela sua participação no Pelotão de Polícia da FEB. CARLOS DINIZ nasceu em 10 de maio de 1914.

Na manhã de 31 de outubro de 1996, a cidade de SÃO PAULO era palco do então maior acidente aéreo do País, quando o FOKKER 100 da TAM caiu na rua LUÍS ORSINI DE CASTRO, no JABAQUARA, zona sul da Capital. Passados dez anos, os parentes das 99 vítimas, 3 das quais atingidas no solo, retomaram suas vidas. Serão celebradas missas particulares em algumas igrejas da capital, porém não mais um culto coletivo como ocorreu no sétimo ano da tragédia.
“Foi um acidente muito doloroso e a postura da companhia aérea na época meio que levou à união dos parentes e conseqüentemente a uma exposição na mídia muito grande, que foi benéfica para a nossa causa, mas depois de um tempo cansou muito”, diz SANDRA ASSALI, viúva de um dos passageiros do extinto vôo 402 da TAM.
SANDRA coordena a Associação de Parentes de Vítimas de Acidentes Aéreos, que nasceu da tragédia. “Muitas mulheres eram jovens na época e reconstruíram suas vidas. Esquecer, não vão nunca, mas já não querem tocar no assunto”, conta.
A maioria dos parentes foi indenizada, em valores que vão de 150 mil a 1,2 milhão de dólares. Os moradores das casas atingidas foram os mais prejudicados nos processos de indenização.

Um documento de outubro de 2003, emitido pelo Conselho de Aviação Civil (CONAC) e assinado pelo então ministro da Defesa, JOSÉ VIEGAS FILHO, já alertava para o risco de uma operação-padrão dos controladores de vôo, como a que desde a semana passada provoca problemas nos principais aeroportos do País. O CONAC advertia que o corte sistemático de verbas destinadas à proteção ao vôo e a segurança do tráfego aéreo no País vinha trazendo dificuldades à Força Aérea Brasileira. “A diminuição dos recursos aplicados nessa atividade pode obrigar o Comando da Aeronáutica a adotar um controle de tráfego aéreo nos níveis convencionais existentes no passado”. No mesmo dia em que assinou o documento, VIEGAS enviou ofício aos ministérios da CASA CIVIL e do PLANEJAMENTO solicitando liberação das verbas retidas do Fundo Aeronáutico e do Fundo Aeroviário. Um levantamento feito pela organização não-governamental CONTAS ABERTAS a pedido do jornal “O ESTADO” mostra que, de lá para cá, a situação só se agravou. Este ano, até o último dia 26, a UNIÃO liberou somente 285 milhões, dos 532 milhões de reais previstos no Orçamento.

Em pronunciamento na TV, o presidente LULA fez hoje um apelo à oposição por uma agenda comum de interesse geral: “É um chamamento maduro e sincero feito por um presidente que está saindo de uma vitória expressiva nas urnas, que conta com o apoio majoritário dos governadores eleitos e que terá uma base sólida no Congresso”. Ele disse que busca a boa vontade de amplos setores nacionais e citou um exemplo do que precisa ser feito pelos dois lados (governo e oposição): “É preciso agilizar a votação de matérias importantes no Congresso, como o Fundo Nacional de Educação Básica”.

Apontado como responsável por uma política monetária que emperra o crescimento, o presidente do Banco Central, HENRIQUE MEIRELLES, se defende em entrevista a CELSO MING e diz que a inflação baixa ajudou a reeleger LULA: “Boa dose dos resultados eleitorais que o presidente acaba de colher é conseqüência da melhora do padrão de vida da população. Está relacionada com a derrubada da inflação”, disse.

O primeiro secretário do governo JOSÉ SERRA foi anunciado hoje pelo governador eleito de SÃO PAULO, em sua primeira entrevista no gabinete de transição. MAURO RICARDO COSTA vai comandar a Secretaria da Fazenda do Estado a partir de janeiro. Hoje ele é secretário das Finanças da Prefeitura de SÃO PAULO e coordenador da equipe de transição do governo.
COSTA foi um dos homens fortes de SERRA na administração municipal. Auditor fiscal, é um especialista em orçamento e foi o responsável pela renegociação com credores da prefeitura de dívidas deixadas pela administração anterior. O rearranjo dessas contas foi decisivo para que SERRA pudesse ter recursos para cumprir algumas promessas de campanha, como a extinção da polêmica taxa do lixo da taxa da luz para quem mora em rua sem iluminação pública.
O secretário acompanha SERRA desde os tempos do Ministério do Planejamento, no primeiro governo do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Também foi levado pelo tucano para o Ministério da Saúde, durante sua passagem por lá – presidiu a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) entre 1999 e 2002. Administrador de empresas, com pós-graduação em Administração Pública pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, ele também foi presidente da Companhia de Saneamento de MINAS GERAIS (COPASA) de 2003 a 2004, no governo do tucano AÉCIO NEVES. No comando das Finanças do Estado, COSTA terá como maior desafio ampliar a capacidade de investimentos do governo sem que tenha de sacrificar a população com aumento de impostos.
O desfalque na prefeitura não deve parar por aí. SERRA não quis adiantar o nome de nenhum outro secretário, mas respondeu com bom humor quando lhe perguntaram sobre o futuro titular da Justiça – o secretário municipal de Negócios Jurídicos, LUIZ ANTÔNIO GUIMARÃES MARREY, é o mais cotado. “Ele é um dos melhores homens públicos que eu conheci. Agora se ele vem para o governo ainda não está definido. Mas ele se dá muito bem com o MAURO RICARDO, brincou JOSÉ SERRA.

A CPI dos SANGUESSUGAS decidiu adiar os depoimentos sobre o caso do DOSSIÊ VEDOIN marcados para hoje, para poder analisar a quebra de sigilo telefônico de envolvidos e de outros dados recebidos da Polícia Federal. Os convocados: JORGE LORENZETTI, VALDEBRAN PADILHA e GEDIMAR PASSOS, chegaram a se apresentar no CONGRESSO, mas não depuseram e foram embora sem dar entrevistas.

A prateleira de poesia já estava vazia. De nada adiantou o choro inesperado, um punhado de boas recordações ou os discursos indignados. Nem um generoso desconto de 50% foi capaz de ressuscitá-los: no andar de cima, FERNANDO PESSOA, NIETZSCHE e DOSTOIÉVSKI repousavam em caixas de papelão. Em poucas horas, o vendedor NELSON REIS desceria as portas de um dos pontos mais representativos da cultura paulistana, a LIVRARIA BELAS ARTES.
Apesar de seus 27 anos (sempre na Avenida PAULISTA, quase esquina da CONSOLAÇÃO), a livraria não resistiu às megastores, à internet e a uma proposta de aluguel no valor de dez mil reais por mês. Hoje foi o seu último dia de vida.
O fechamento da BELAS ARTES aumentou a lista de finais trágicos na região. Antes dela, outros pontos importantes para a história do lugar tiveram o mesmo destino, como o BAR RIVIERA e a lanchonete LA BAGUETTE. Além disso, esse parece ser o derradeiro golpe nas livrarias de pequeno porte da PAULISTA. Nos últimos meses, a 5 ª AVENIDA e a DUAS CIDADES também encerraram suas atividades.
A BELAS ARTES foi criada em 1979 por um grupo de alunos da USP e membros do grupo trotskista LIBERDADE E LUTA (LIBELU). Nasceu graças às diferenças políticas com a turma que mantinha outra livraria “engajada”, a lendária KAIRÓS. Com a ditadura agonizando, a livraria tornou-se ponto de encontro de intelectuais e boêmios. Nomes como JOSÉ SERRA, JOSÉ GENOINO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e MARILENA CHAUÍ montaram parte de suas grandes bibliotecas ali.
“É muito triste. Foi uma livraria de referência. Ela teve grande importância cultural dessa cidade”, disse a filósofa e professora da USP MARILENA CHAUÍ. “As grandes livrarias são shoppings. Só em locais como a BELAS ARTES a gente se sente bem”, completou o deputado JOSÉ GENOINO. Seu segundo proprietário, JOSÉ LUIZ GOLDFARB (que esteve à frente da livraria até 2003), também recebeu a má notícia pela reportagem. “É mesmo? Eles nem vão mudar de lugar? Lamento muito”, disse. GOLDFARB aproveitou para lembrar das inovações que a BELAS ARTES trouxe à cidade. “Nós sempre estivemos na frente. A BELAS ARTES abria todos os dias, inclusive à noite. Além disso, ela foi a primeira livraria a ter um café”.
Quem não parecia nutrir muito remorso era o último proprietário, LUIZ EDUARDO SEVERINO, dono da editora CÓDICE. “O aluguel foi para dez mil reais. Esse valor é impossível. O dono do imóvel deve estar querendo o espaço de qualquer jeito”, desabafou. Sobre as lamentações de clientes históricos, EDUARDO foi categórico: “Eles choram agora. Mas estavam comprando na CULTURA, na SARAIVA. Diziam que a gente andava careiro”.

O CARDEAL DOM CLÁUDIO HUMMES, até agora arcebispo de SÃO PAULO, é o novo prefeito da CONGREGAÇÃO PARA O CLERO, um dos mais importantes discatérios, uma espécie de ministério, do VATICANO. Sua nomeação foi anunciada hoje, em ROMA, onde substituirá o colombiano DARÍO CASTRILLÓN HOYOS, 77 anos, que renunciou por idade.
“Eu soube da notícia há um mês, quando o CARDEAL TARCÍSIO BERTONE, secretário de Estado, me telefonou para informar que o PAPA BENTO XVI me havia escolhido para esse cargo, mas era um segredo que eu não podia divulgar antes da confirmação oficial”, disse d. CLÁUDIO, hoje à tarde, em sua residência. Nem seus sete bispos auxiliares, com os quais teve uma reunião na segunda-feira, dia 30, haviam sido comunicados.
A transferência foi uma surpresa para d. CLÁUDIO. “Tenho 72 anos e esperava continuar em SÃO PAULO por mais três anos, até completar a idade em que os bispos devem renunciar às suas funções”. Três anos, observou o cardeal, seria pouco tempo para ele concluir o trabalho iniciado em 1998, quando substituiu o cardeal d. PAULO EVARISTO ARNS. “Eu teria muita coisa a fazer aqui”, disse d. CLÁUDIO, enumerando, nesta ordem, a construção de um seminário propedêutico (curso médio), a recuperação da Capela de NOSSA SENHORA DA BOA MORTE, na RUA DO CARMO, e a ampliação do Centro de Atendimento ao Trabalhador. O desemprego na região metropolitana de SÃO PAULO foi sempre uma de suas preocupações.
“Vou prestar um serviço à Igreja universal, ao assumir um cargo de responsabilidade tão grande”, observou. A Congregação para o Clero, criada em 1967 pelo PAPA PAULO VI, tem sob sua responsabilidade cerca de 440 mil padres, entre diocesanos e religiosos. Como prefeito da Congregação do Clero, d. CLÁUDIO vai cuidar principalmente dos diocesanos – mas de certa forma também dos religiosos (pertencentes a ordens e congregações religiosas), que como sacerdotes se submetem às mesmas normas, quando exercem funções pastorais.

Dois assaltantes foram mortos pela Polícia Militar depois de manter um arquiteto refém durante um seqüestro relâmpago na zona oeste de SÃO PAULO, ontem à noite. De acordo com a PM, as mortes ocorreram após uma troca de tiros. Antes do confronto, os criminosos fugiram em alta velocidade e bateram em cerca de dez carros para abrir caminho no trânsito. O refém chegou a ser agredido pelos ladrões enquanto esteve em poder deles.
O arquiteto ANTÔNIO CELSO MARCONDES PINHEIRO, 55 anos, foi rendido pela dupla na Rua ALVORADA, na VILA OLÍMPIA por volta das 20:15 horas. Um dos ladrões assumiu a direção do CITROËN da vítima e seguiu para a Avenida FRANCISCO MORATO, na VILA SÔNIA. Lá, o outro bandido desceu do carro e tentou sacar dinheiro num caixa eletrônica do banco SUDAMERIS da PRAÇA APALÓIDE.
O assaltante não conseguiu fazer o saque porque o arquiteto havia esquecido de fornecer as letras de acesso da conta. Por isso, o criminoso retornou para o carro e deu algumas coronhadas na vítima. Logo em seguida, uma viatura da ROTA passou pelo local e suspeitou dos três ocupantes do carro. Antes que os policiais se aproximassem do CITROËN, o assaltante acelerou para fugir.
A perseguição terminou na Marginal PINHEIROS, depois da Ponte BERNARDO GOLDFARB, em PINHEIROS. Depois de bater em vários carros, o assaltante que dirigia o CITROËN perdeu o controle e colidiu num guard-rail. Segundo a PM, o refém desceu primeiro do carro e correu. Ainda de acordo com a PM, os bandidos desceram atirando logo em seguida. Foram mortos ALFREDO DE OLIVEIRA NETO, de 28 anos, e um rapaz que estava sem documentos.

Piorou o estado de saúde da dona-de-casa DANIELE TOLEDO DO PRADO, suspeita de assassinar a filha VICTÓRIA MARIA DO PRADO IORI CAMARGO, de 1 ano e 3 meses, com overdose de cocaína, em TAUBATÉ, no VALE DO PARAÍBA. A droga teria sido misturada ao leite da mamadeira da criança. Médicos da Santa Casa de PINDAMONHANGABA, onde ela está internada, informaram à advogada GLADIVA DE ALMEIDA RIBEIRO que sua cliente se encontra em estado de pré-coma, aguardando vaga para ser transferida à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
DANIELE foi presa domingo, horas após a criança ter sofrido parada cardiorrespiratória, e levada para a cadeia pública de PINDAMONHANGABA. No dia seguinte, quando as demais detentas souberam do crime, a agrediram. DANIELE teve fratura do maxilar, hematomas no rosto e lesões na cabeça. O hospital não quis divulgar boletim médico. “Os pais da DANIELE estão desesperados. Fui hoje ao hospital, mas não quiseram me informar nada sobre o estado dela, nem me deixaram vê-la”, reclama a advogada GLADIVA. Ela diz que vai informar a juíza-corregedora de TAUBATÉ de que o acesso à sua cliente está sendo cerceado e pedir autorização para se encontrar com ela.       

Removido do posto de embaixador em WASHINGTON, ROBERTO ABDENUR, de 64 anos. Ele entrou em conflito com o ITAMARATY em julho, ao criticar a aproximação comercial do BRASIL com a CHINA, em que o BRASIL entrou com o chanceler CELSO AMORIM e a CHINA saiu com o dinheiro. O diplomata foi demitido por telegrama menos de 48 horas depois da reeleição do presidente LULA. Em WASHINGTON.  

Depois de caírem em uma emboscada, 42 iraquianos de origem xiita foram seqüestrados hoje em uma estrada na região de AL-TARMIYA, A 30 KM ao norte do País. O grupo foi capturado quando os veículos em que viajaram foram obrigados a parar em um falso posto de controle. Esse banho de sangue fez com que tropas americanas voltassem à cidade, cujo controle já havia sido passado às forças iraquianas.

PIETER W. BOTHA, penúltimo presidente da ÁFRICA DO SUL, durante o apartheid, faleceu hoje, aos 90 anos, enquanto dormia em casa, na PROVÍNCIA DO CABO OCIDENTAL. BOTHA governou de 1978 a 1989, período de exacerbação do apartheid, regime racista que negava direitos políticos aos negros, obrigava-os a viver em guetos, e só foi abolido em 1990. Um dos últimos defensores do apartheid, BOTHA resistiu às pressões para libertar NELSON MANDELA, que se tornaria presidente do país em 1994. Seu sucessor, FREDERIK DE KLERK, comandou a transição para a democracia. Em 1998, BOTHA foi condenado por crimes contra os direitos humanos – mas não cumpriu pena em razão de sua frágil saúde. Desde que deixou o cargo, vivia recluso em uma fazenda.       

Sua Alteza Real, a infanta LEONOR, filha dos príncipes de ASTÚRIAS FELIPE DE BOURBON e LETIZIA ORTIZ, completou um ano nesta quarta-feira. A CASA REAL aproveitou a data para divulgar fotos da princesa ao lado da mãe. As imagens foram feitas nos jardins do Palácio da ZARZUELA, residência da família real espanhola, nos arredores de MADRI. O primeiro aniversário da princesa, batizada em janeiro, foi comemorado em cerimônia familiar. 

2 007     :     -    QUARTA-FEIRA
Essa é uma data importantíssima para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Expoentes do quadro associativo completaram aniversários neste mês de outubro. Solicitamos as presenças nesta quarta-feira, numa verdadeira confraternização. Assim é que vou diretamente para o MMDC para cuidar dos últimos preparativos. Sou chamado para almoçar com o PASSOS e, num momento de folga, faço isso, mas sempre com a idéia voltada para o DIA DOS ANIVERSARIANTES.
ROMAGNOLI é o primeiro a chegar. Depois aponta o presidente, GINO STRUFFALDI, acompanhado de sua esposa, dona DINORÁH e de seu filho ALDO. Depois das 15 horas chegam: Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, GENERAL EUCLYDES BUENO, DONA CÉLIA (que traz uma filmadora); VIVIANO FERRANTINI, RUBENS NEVES DE OLIVEIRA, ROMEU BONINI, HERNÂNI DONATO, PROFESSOR EGBERTO MAIA LUZ, doutor RUI AUGUSTO MARTINS, JANAÍNA EXPÓSITO PINTO, JOÃO TOLONI FILHO, dona ORIVALDA e o veteraníssimo OSVALDO DIANA, que mostra vitalidade aos 98 anos.
Recebemos um telefonema do Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, aniversariante neste dia 31. Tinha confirmado presença, mas, de última hora, os alunos do Colégio SANTO IVO, resolveram lhe fazer uma surpresa e ele ficou impossibilitado de estar conosco.
Preocupamos com a chegada do bolo, que fora prometido pela aniversariante MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Acontece que ela sofre um acidente de carro, num engarrafamento. Está tomando um táxi e esperamos sua chegada.
Nosso presidente inicia a solenidade do DIA DOS ANIVERSARIANTES, contente com a presença de tantas pessoas neste mês de outubro.
GERALDO FARIA MARCONDES faz uso da palavra. Esclarece sua vida na Sociedade, durante grande parte de sua existência. Completou 95 anos de idade no último dia 28. Elogia o trabalho do atual presidente. Fala em seguida o Professor EGBERTO MAIA LUZ, de maneira eloqüente, sob os ouvidos atentos dos presentes. GENERAL BUENO também fala, enaltecendo o Movimento Constitucionalista de 1932 e criticando, de maneira exacerbada, a política altamente perniciosa dos tempos atuais.
RENATA RIBEIRO DA LUZ, neta de IBRAHIM NOBRE, fala sobre seu avô e recita palavras do tribuno da Revolução, sempre muito atual. 
Com a chegada de MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM ficamos sossegados com relação ao bolo. Também chegam atrasadas: dona MARIA LÚCIA MACHADO, professora MARIA ODETE e ÂNGELA BARCELLOS.
Nosso companheiro CORONEL MENDES, atual chefe de gabinete do GRÃO MESTRE do GRANDE ORIENTE, tem imensas dificuldades para estar conosco, face seus intensos compromissos. Mesmo assim consegue encontrar um tempo para cumprimentar os aniversariantes. Combina comigo a nossa ida, amanhã, ao Hospital Geral de São Paulo, onde o CORONEL SIDNEY GOMES passará o cargo de Diretor para o TENENTE-CORONEL FERNANDO STORTE.  
Mostramos cenas do 9 de Julho e do 2 de Outubro, que estão armazenadas no computador que uso. Professor HERNÂNI DONATO interessa-se pelas nossas andanças em MINAS GERAIS, RIO, MATO GROSSO DO SUL. Pede-me dados sobre o trabalho da Sociedade no sentido de divulgação da nacionalidade do Movimento Constitucionalista, nos tempos atuais. Ele é profundo conhecedor dessa Epopéia, tendo escrito dois importantíssimos livros a respeito.
Mostro-lhe depoimentos de personalidades importantes da Revolução, logo após a Cessação das Hostilidades. Ele me pede o depoimento do doutor GOFFREDO DA SILVA TELLES que, em 1932, era prefeito da cidade de SÃO PAULO.
MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM traz a infausta notícia da morte da HERCÍLIA. Seu enterro foi ontem. Consta que sofreu um engasgamento, com obstrução do ar. HERCÍLIA foi a fiel empregada de tia MANOELA, uma verdadeira amiga para minha prima NAIR. Residia na VILA PRUDENTE. Não tínhamos notícias dela nos últimos anos. NAIR, que reside em PORTUGAL, foi quem transmitiu o falecimento para a MARIA CECÍLIA, sua amiga de infância.
Para mim foi uma deliciosa surpresa o sucesso desse DIA DOS ANIVERSARIANTES. É o coroamento de um esforço da Diretoria Executiva que, exatamente há um ano, criou essa forma de encontro dos associados, com a finalidade de um perfeito entrosamento entre aquelas pessoas que realmente gostam do que fazemos. 
Já em casa, copio no computador o depoimento de GOFFREDO DA SILVA TELLES e o envio para o e-mail fornecido pelo historiador HERNÂNI DONATO. Também extraio de minhas memórias os momentos de nossa ida a SANTOS DUMONT, em 10 de outubro, encaminhando-os para HERNÂNI DONATO.

A contagem regressiva do SÃO PAULO acabou nesta noite. Não foi exatamente uma festa-surpresa, mas e daí? Melhor para a torcida tricolor, que pôde se programar; lotar o MORUMBI e festejar junto com seu time o pentacampeonato brasileiro. Com a vitória por 3 a 0 sobre o frágil AMÉRICA-RN, o SÃO PAULO se transformou no maior vencedor da história da competição nacional.
Com os três pontos, o TRICOLOR chegou a 73 e garantiu o título com quatro rodadas de antecedência. Desde 2003, quando a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, a conquista desta temporada foi a que chegou mais cedo. Prêmio para o excepcional aproveitamento de, até agora, 72% dos pontos disputados.
As cinco faixas (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007) valeram também a posse eterna da primeira taça do BRASILEIRÃO. Confeccionado no começo da década de 1970, o troféu seria entregue apenas ao clube que vencesse a competição três vezes consecutivas, ou cinco intercaladas. 36 anos depois, a obra ganhou um abrigo definitivo: a sala de troféus do MORUMBI.   

ASTRID FONTENELLE anunciou nesta quarta-feira que, no final do ano, deixará de apresentar o programa “HAPPY HOUR”, da GNT, para cuidar de seu casamento. Segundo a apresentadora, de 46 anos, ela quer estar mais próxima do marido, o empresário MARCELO CHECON, com quem pretende ter um filho nos próximos anos.

O ministro da Defesa, NELSON JOBIM, previu que os passageiros de avião ainda enfrentarão cinco meses de problemas. “Marquei um prazo para mim mesmo: março, quando se encerra o período de alta e começa o de baixa”, disse, ao falar sobre a data para a volta da tranqüilidade aos aeroportos. JOBIM frisou que os problemas serão “de conforto, não de segurança”. Afirmou ainda que a fiscalização sobre as empresas aéreas vai se tornar mais rigorosa e acusou de leniência a Agência Nacional de Aviação (ANAC) – cujo presidente, MILTON ZUANAZZI, deixou hoje o cargo. Ao anunciar sua demissão, ZUANAZZI acusou o ministro de promover “meras ações midiáticas”. Apontado como um dos principais responsáveis pelo caos aéreo que já dura mais de um ano, ZUANAZZI afirmou que as medidas adotadas pelo ministro vão encarecer as passagens e impedir os pobres de voar. JOBIM classificou a declaração de demagógica. Na CPI DO APAGÃO AÉREO, os parlamentares governistas conseguiram aprovar relatório final que faz pedido de indiciamento para apenas 9 dos 23 acusados.

O governador de MINAS, AÉCIO NEVES disse hoje que não acredita na possibilidade de uma mudança constitucional que permita ao presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disputar um terceiro mandato. “O BRASIL não é a VENEZUELA. Acho que temos instituições muito sólidas”, afirmou AÉCIO em entrevista à Rádio Bandeirantes, de ZURIQUE, na SUÍÇA, onde participou da solenidade oficial de anúncio do BRASIL como sede da COPA DO MUNDO DE 2014.
Segundo ele, o próprio LULA não deve ter interesse num terceiro mandato. “Faço até justiça ao presidente. Pode até ser que em seu entorno alguns áulicos ainda alimentem esse sonho. Mas não é bom para o BRASIL, não é bom para o presidente LULA e não acredito que ele pessoalmente tenha esse interesse”.

Depois de se valer por 12 anos de prerrogativa de ser julgado apenas pelo Supremo Tribunal Federal e às vésperas de uma eventual condenação, o deputado RONALDO CUNHA LIMA renunciou ao mandato. Com isso, provocou o adiamento de uma decisão – a sentença deveria sair segunda-feira, mas agora o caso vai voltar para a primeira instância da Justiça. A manobra foi considerada um “escárnio” pelo ministro do STF, JOAQUIM BARBOSA, relator do processo contra o deputado.
Em 1993, quando era governador da PARAÍBA, CUNHA LIMA atirou em seu adversário político, TARCÍSIO BURITY, em JOÃO PESSOA. BURITY sobreviveu ao atentado.

A explosão de um ônibus na cidade russa de TOGLIATTI, próxima da fronteira com o CASAQUISTÃO, matou oito pessoas e deixou mais de sessenta feridos. A polícia local informou que o atentado ocorreu às 8 horas da manhã (3 horas no horário de BRASÍLIA), em momento de grande movimento. As autoridades russas, que se apressaram em classificar o ataque como “um ato terrorista”, estimam que cerca de um quilo de explosivos tenha sido usado na explosão.

A Justiça espanhola condenou hoje 21 dos 28 acusados pelos atentados de março de 2004 em MADRI. Três dos acusados foram condenados a penas superiores a 42 mil anos de prisão, mas, por causa da legislação espanhola, não permanecerão mais do que 40 anos detidos pelos ataques, cuja autoria foi reivindicada pela rede AL-QAEDA. As sentenças dos demais não passam de 23 anos de prisão.
Em 11 de março de 2004, às 7:40 horas locais, dez bombas explodiram em quatro trens de subúrbio cheios de trabalhadores e estudantes que seguiam para a estação madrilenha de ATOCHA, matando 191 pessoas e deixando mais de 1.800 feridos.
Muitas vítimas ficaram decepcionadas com a absolvição de um dos supostos mentores dos atentados, RABEI OUSMANE SAYED AHMED, conhecido como MOHAMED, O EGÍPCIO. Ele foi absolvido porque não se provou que tenha sido o idealizador do crime, como alegava a promotoria. A presidente da Associação 11-M AFETADOS DO TERRORISMO, PILAR MANJÓN, disse que apelará da sentença para que os sete absolvidos sejam condenados.   

2 008      :      -      SEXTA-FEIRA
OFÍCIO Nº CCFO – 047/11.4/08
Do Comandante do Centro de Capacitação Física e Operacional
Ao Sr Gino Struffaldi – Cap EB

1.    Sirvo-me do presente para convidar Vossa Senhoria para solenidade de entrega de Medalhas Valor Militar e Governador Pedro de Toledo que se realizará nesta Unidade de Ensino no dia 31OUT08, a partir das 07h20min.
2.    aproveito a oportunidade para externar meu profundo respeito e admiração por essa instituição e colocar nosso Centro à vossa disposição.

WANDERLEY MASCARENHAS DE SOUZA
TENENTE-CORONEL PM COMANDANTE
LOCAL: AVENIDA CRUZEIRO DO SUL Nº 548.

Com a intenção de chegar cedo no Centro de Capacitação Física e Operacional, saio de GUARULHOS antes das 6 horas. Acontece que o trânsito está bom nesta manhã e, pouco mais de 6:30 horas estão sendo marcados nos relógios quando chego na ARMÊNIA. Sob um chuvisqueiro bem ameno, caminho pela Rua PEDRO VICENTE e Avenida CRUZEIRO DO SUL, até atingir a antiga Escola de Educação Física.
Sou atendido pelo TENENTE ROLDAN. Ninguém chegou, nem mesmo o Comandante TENENTE-CORONEL PM MASCARENHAS. Os desembargadores OSVALDO CARON e JÚLIO DE ARAÚJO FRANCO FILHO chegam por volta das 7 horas. Vamos recebendo: Dr JOSÉ VÍTOR AGUIAR DE OLIVEIRA, Presidente da LIBERDADE SEGURANÇA E SERVIÇOS; Dr ANDRÉ LUIZ ALVES DE SOUZA; TENENTE-CORONEL PM ALÉCIO DA SILVA JÚNIOR, Sub-Chefe da CASA MILITAR; Dr ANTÔNIO BASILE, Presidente da ATRIUM CONCORDE; WÁLTER MELO DE VARGAS, Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU-SP; MAJOR PM SÉRGIO MOISÉS DE ASSIS, da Direção de Ensino; 1º TENENTE FORNER, nosso velho conhecido dos tempos dos desfiles do 9 de Julho; SARGENTO TARCÍSIO, do Exército; Cadete JOSÉ GOMES DE ARAÚJO FILHO.
GINO e MENDES chegam juntos. Conversamos com o Comandante do Centro de Capacitação Física e Operacional (antiga Escola de Educação Física), com o Sub-Comandante MAJOR PM FABRÍCIO ÂNGELO PIAZZA e outras pessoas que participarão da solenidade de entrega das Medalhas VALOR MILITAR e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Somos conduzidos até o Ginásio do CCFO. A tropa está posicionada sob o Comando do CAPITÃO PM GALDINO (idealizador do monumento aos heróis de 32 pelo 1º BC (atual 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”). É realizada a entrega das medalhas aos recipiendários já citados acima. Converso muito com o WÁLTER sobre a idéia de criação de uma Congregação de Associações para a História de São Paulo. Fica ele de me encaminhar uma relação dos presidentes dessas associações para uma possível reunião preliminar, onde vamos expor nosso sentimento de juntar todas as associações possíveis numa união de forças para a incrementação da história de São Paulo.
O doutor ANTÔNIO BASILE fala do velho CORONEL EVALDO PEDRESKI, da Força Pública dos anos 1950. Explico ao doutor BASILE que devo a esse coronel a aprovação no exame de datilografia, no antigo instituto WANDERWOOUD, na Rua QUINTINO BOCAYÚVA, quando prestava o concurso para sargento escrevente. Num dia do mês de maio de 1958, logo cedo, deslocando-me de MOGI DAS CRUZES, onde morava, de trem, para o exame de datilografia, acontece uma tragédia: o trem quebra na estação de GUAIANAZES, o povo o depreda, bem como a estação. Desesperado, consigo “carona” num caminhão. Chego no Largo da Concórdia e pego um táxi para atingir o local de exame. Perco a hora e aí é que entra a figura do CORONEL EVALDO PEDRESKI. Era ele que aplicava a prova no instituto. Fica condoído de minha situação e deixa que eu faça, individualmente, o exame de datilografia. Sou aprovado e passo no concurso. Em 4 de junho daquele ano recebia o meu registro estatístico, ingressando na então Força Pública.
Com o Comandante TENENTE-CORONEL PM WANDERLEY MASCARENHAS DE SOUZA vamos relembrar do processo sobre um acontecimento no Manicômio Judiciário, quando uma equipe da ROTA, comandada por ele e por um outro tenente, mataram nove bandidos que tinham se amotinado e feito reféns no manicômio. Fui encarregado do IPM e diz o MASCARENHAS que até hoje não aconteceu o julgamento. São mais de vinte e cinco anos de duração desse processo.  
Deixamos o Centro de Capacitação Física e Operacional depois das 9 horas. O MENDES deixa o GINO e eu na estação ARMÊNIA do Metrô. O GINO vai para sua casa. Com tempo suficiente nesta manhã prefiro dar um pulo à Cooperativa Militar, a fim de tratar de um déficit em minha conta bancária. A verdade é que meus vencimentos dão comportam meus gastos, apesar de ter feito um corte violento no orçamento. Ali, converso com o CORONEL PM Res NOGUEIRA. Ele me apresenta a várias pessoas que trabalham na COOPMIL, entre elas a doutora PATRÍCIA HELENA ZANATTA, assessora jurídica da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policiais Militares e Servidores da Secretaria dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Ela é parente do CORONEL PM ZANATTA, oriundo da antiga GUARDA-CIVIL. Quer entrar para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, marcando uma visita no MMDC na próxima quarta-feira, dia 5 de novembro.
Tratamos do recebimento futuro do MARCO DA PAZ, por parte da Associação Comercial. Como teremos reunião da Comissão Cívica e Cultural na próxima segunda-feira, quero entregar ao coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO um documento da COOPMIL solicitando a entrega do MARCO DA PAZ, idealização do GAETANO BRANCATTI LUIGI. O CORONEL PM Res NOGUEIRA fica encarregado de conversar com o presidente da COOPMIL, CAPITÃO PM Ref HÉLIO CAMILLI, que até o momento em que estávamos na entidade não tinha chegado.
Vou para a Sociedade. Com tempo suficiente nesta sexta-feira, procuro me entender, por telefone, com a doutora MARIA REGINA BIANCO DOURADO, sobre um documento da Prefeitura, recebido nesta semana, ameaçando cortar o título de Utilidade Pública da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Precisamos encaminhar certos documentos que estão faltando em nosso cadastro trienal. Faço isso com a ajuda da nossa funcionária MARINEI.
Almoço com: OLIVEIRA, CRISTIANO e DANILO. Procuro saber de notícias do RONALDO, que se encontra na PMBA fazendo um estágio. Pouca coisa sabemos sobre suas atividades na nossa co-irmã.
Tenho mais um pedido de Pensão Especial beneficiando a viúva do veterano JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA. Acontece que o ex-combatente faleceu em 20 de abril de 1984 e a viúva nada conseguiu até o presente momento. Ela já está bem idosa e quem trata de seus interesses é o DONIZETE, residente em BOITUVA. O veterano nasceu em 15 de março de 1906.
Acerto com o batalhão responsável pela segurança do Monumento-Mausoléu a abertura do Obelisco no DIA DE FINADOS. Alguns descendentes de veteranos, cujos restos mortais estão no Monumento-Mausoléu, como é o caso da viúva do GENERAL BASÍLIO TABORDA, que manteve um contanto telefônico comigo, irão no domingo até o Obelisco. O ALEXANDRE CASTILHO também confirmou uma visita ao local. O Sub-Cmt do 12º BPMM confirma que o Monumento Mausoléu permanecerá aberto no DIA DE FINADOS.
Elaboramos um ofício para a Prefeitura, encaminhando documentos que faltam para a continuação do título de utilidade pública. Pela Internet, a MARINEI manda, via correio eletrônico, ao Presidente GINO a minuta desse documento.    
Já em casa, abro a internet e vejo uma mensagem do meu irmão CARLOS:
CARLOS – 31 DE OUTUBRO – NOTÍCIAS DO PRIMO ROBERTO SECCO.
Oi Mario, tudo bem? Por aqui vai tudo na mesma. Temos trabalhado bastante. Fiz uma reforma no prédio onde estava a escola. Ficou bem diferente. O Adalvo já falou a respeito desse assunto com você quando foi a sua casa.  Mas o assunto mais importante desse e.mail é para informar sobre a saúde do Roberto Secco. Como você sabe ele fez ponte de safena há mais de vinte anos. Quem o operou foi ainda o Zerbini, foi uma das últimas operações que fez. A Claudete, esposa do Roberto insistiu muito para que o Zerbini o operasse. Pouco tempo depois veio a falecer. Fui a Beneficência para visitá-lo na ocasião. Nossa família sempre foi de só nos encontrarmos em situações ou muito boas ou muito ruim. Por isso às vezes nos perdemos de como vão as coisas. Soube da Nair porque a Susana foi a Portugal e havíamos combinado que passaria na casa dela antes de voltar. Pois pelo filho, o Maurício, talvez fossemos descobrir que havia falecido muito tempo depois, pois nem o irmão ele foi capaz de informar. Vai daí que somos desligados mesmo. Telefonei para a casa dele. A Claudete me atendeu. Eu às vezes ligo para eles, principalmente quando vou à casa da Susana que é em Pinheiros. Da última vez que falei com eles a esposa me informou que após ter tido uma pneumonia que estava difícil de debelar os médicos começaram a procurar as causas da dificuldade de vencê-la. O Roberto cada vez com mais dificuldades para respirar o que não era normal. Após uma bateria de exames descobriram que tem uma doença, que eles acham, que é o resultados dos 40 anos de cigarro. Parece que é uma fibrose nos pulmões???...Sei que está com muita dificuldade para respirar, está usando aparelho de oxigênio para facilitar a respiração. Quando sai de casa é obrigado a carregar uma carga de oxigênio numa mochila nas costas para que não tenha falta de ar. Há algum tempo estava com problemas de uma creatinina muito alta. Segundo a Claudete estava quase tendo que fazer diálise para purificar o sangue. Bem como vemos a situação do primo não é das melhores. Razão pela qual estou lhe informando para ir ficando a par da situação da saúde do mesmo. Bem são essas as informações do primo. Um abraço do Carlos.
Vou ler os jornais desta sexta-feira. Chama a atenção o artigo “O NÓ DA GREVE NA POLÍCIA”, publicado no ESTADO DE SÃO PAULO:
A greve na Polícia Civil de São Paulo completa um mês e meio e as perspectivas de solução da crise parecem cada vez mais nebulosas. Para piorar o quadro, sindicatos policiais de diversos Estados – do ACRE ao RIO GRANDE DO SUL, passando pelo RIO DE JANEIRO – se movimentam para imitar os colegas paulistas, aos quais 14 corporações estaduais, mais a do DISTRITO FEDERAL, se solidarizaram anteontem, interrompendo as atividades durante duas horas. O impasse em São Paulo se agravou depois que os grevistas recuaram da disposição de aceitar as propostas consubstanciadas em cinco projetos de lei que o Palácio dos Bandeirantes enviou à Assembléia Legislativa na semana passada.
O governo saiu da posição de imobilismo sob o impacto do conflito sem precedentes, às portas de sua sede, entre agentes civis armados e amotinados e a Tropa de Choque da PM chamada a impedir a invasão do palácio. Decerto não se teria chegado a esse episódio de extrema gravidade, incitado pelo sindicalismo de perversos resultados políticos, se o Executivo estadual tivesse assinalado a tempo para a extensão do descontentamento da Polícia com os baixos salários, a estrutura da carreira e os critérios para as aposentadorias dos 35 mil servidores do setor. Mas o pacote afinal autorizado pelo governador JOSÉ SERRA, representou um avanço inequívoco em relação à primeira – e irrealista – oferta, ao custo adicional de 830 milhões de reais para os cofres estaduais.
Em síntese, o governo se dispôs a conceder dois aumentos de 5,5% (um em janeiro próximo, outro no mesmo mês de 2010) no salário-base da categoria, além de promover cerca de 17 mil policiais, entre eles 1.100 delegados, mediante a extinção da chamada 5ª classe da carreira, a de menor paga, e a transformação da classe seguinte em estágio probatório, e restabelecer a aposentadoria especial. “Quem tiver promoção ganhará um bom aumento, mas a maioria terá pouco e haverá ainda os que vão ganhar menos”, criticou o diretor da Associação dos Delegados, ANDRÉ DAHMER, inicialmente favorável ao fim da greve – e hoje dizendo que pode durar até o fim do governo SERRA. Os policiais reivindicam, entre outras coisas, reajuste imediato de 15%, mais 12% em 2009 e 2010.
O delegado se queixa de que “faltou diálogo”. Retruca o governo que o diálogo é prejudicado pela recusa dos grevistas de suspender o movimento – e praticamente impossibilitado pela inexistência de uma pauta única, estável, de demandas. O inchaço dos pedidos se explica pela fragmentação dos interlocutores do Executivo: são nada menos de 18 os organismos interessados, que representam diferentes setores corporativos da Polícia Civil, agregando pontos específicos à agenda básica. A Associação dos Delegados, por exemplo, insiste numa “ampla reforma” da Polícia Civil. Eles compartilham com colegas de outros Estados a reivindicação de equiparar os seus salários iniciais aos dos juízes e promotores, cujo piso, em São Paulo, é da ordem de R$19 mil mensais. O dos delegados, atualmente, é inferior a R$4 mil. (Passaria a R$5.203).
A frente da crise se transferiu para a Assembléia Legislativa. O Palácio dos Bandeirantes deixou as eventuais negociações sob a responsabilidade do líder do governo, BARROS MUNHOZ. De novo, no entanto, não está claro quais e quantos serão os interlocutores. Parte das lideranças grevistas, por sinal, desrespeita a hierarquia da instituição, propensa a buscar um acordo capaz de levar ao fim da greve, por intermédio do Legislativo. Já os mais duros querem manter o foco das pressões voltado para o Executivo. A “nacionalização” do problema joga a favor da intransigência. A eclosão de greves no RIO GRANDE DO SUL e no RIO DE JANEIRO é tida como provável. Outras podem acontecer na BAHIA, PARÁ, ACRE, ALAGOAS e PARANÁ.
A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL) convocou os sindicatos estaduais para uma reunião em BRASÍLIA. “Vamos discutir um movimento nacional”, diz o presidente da entidade, JÂNIO GANDRA. Ele cita entre as principais demandas em comum a aposentadoria especial e a reestruturação das carreiras – esta última embute a aprovação de uma emenda constitucional para que o piso salarial dos delegados seja igual, em cada Estado, ao dos promotores públicos. É um cenário sombrio.

Outro corpo carbonizado dentro de um carro foi encontrado hoje de madrugada na região do PARQUE DO CARMO, zona leste da capital. Com esse caso, sobe para 14 o número de vítimas queimadas em veículos só na capital. Este ano, a Polícia Civil já registrou 23 mortos nessas circunstâncias, incluindo casos ocorridos na Grande São Paulo e no interior. As mortes foram decididas em um “tribunal do crime” realizado por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
À 1:20 hora, a PM foi acionada por testemunhas que viram um MONZA azul em chamas na Estrada do Pêssego. Policiais chegaram e chamaram os bombeiros. Assim que o fogo foi apagado, o corpo foi visto no banco de trás do veículo, que não tem queixa de roubo. Ainda não se sabe a identidade da vítima, que tinha um furo no crânio. Esse foi o quinto corpo queimado em um carro no PARQUE DO CARMO.

O casal ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ vai a júri popular pelo assassinato da menina ISABELLA NARDONI, de 5 anos. A decisão foi dada hoje pelo juiz MAURÍCIO FOSSEN, do 2º Tribunal do Júri da Capital. O magistrado determinou ainda que os réus aguardem o julgamento na cadeia. A data ainda não está definida, mas é provável que ela ocorra no início de 2009.

Ausente até agora dos debates a respeito da greve da Polícia Civil em São Paulo, que completa 47 dias, o secretário de Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO, evitou se pronunciar até no auge da crise, quando as Polícias Civil e Militar entraram em confronto nos arredores do Palácio dos Bandeirantes, com um saldo de 32 feridos. Hoje à tarde, MARZAGÃO recebeu o ESTADO para falar pela primeira vez sobre o assunto e ligou a paralisação às trocas nas chefias da corporação feitas pelo governo do Estado. Segundo ele, as reivindicações vão além das questões salariais e dos interesses político-partidários, aspecto destacado pelo governo após o confronto no MORUMBI nas vésperas das eleições municipais. Para o secretário, deve-se também levar em conta mudanças importantes feitas na cúpula da polícia que, segundo ele, contrariaram interesses que permaneciam intocados havia anos.
Procurado, o delegado ANDRÉ DAHMER, diretor da Associação dos Delegados de São Paulo, considera a análise do secretário de Segurança Pública equivocada. “Houve poucas mudanças na cúpula da polícia. Dos 24 integrantes do Conselho de Polícia, mudaram somente quatro. E nós queremos mudanças mais profundas, com base em critérios técnicos e em méritos. Queremos mais. E isso não está acontecendo”.
MARZAGÃO destacou que a discussão sobre reajustes nos salários e na carreira dos policiais civis não cabe mais ao governo, mas à Assembléia Legislativa. “Enviamos o projeto com as propostas. A decisão está nas mãos dos deputados”.
   
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que reunirá o secretário especial de Direitos Humanos, PAULO VANNUCHI, e o advogado-geral da União, JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI, para levá-los a chegar a um acordo sobre a LEI DA ANISTIA. VANNUCHI exige que a AGU reveja um parecer que, a seu ver, “beneficia torturadores”. A AGU tem defendido a tese de que a LEI DA ANISTIA não permite que torturadores sejam punidos por crimes passados. “Farei de tudo para que seja encontrada uma solução. É preciso evitar qualquer transtorno nessa questão”, afirmou LULA, durante entrevista a jornalistas brasileiros, no Aeroporto de HAVANA, minutos antes de embarcar de volta para o BRASIL. VANNUCHI disse, na quinta-feira, que tem respaldo do presidente LULA para não deixar o tema sem solução. Também durante sua visita de dois dias por HAVANA, LULA disse que simpatiza com o candidato à presidência dos EUA, BARACK OBAMA. Ele comparou a possível vitória do senador democrata à sua própria eleição e à de outros líderes de esquerda da AMÉRICA DO SUL.

Pouco antes do fim de sua visita oficial a HAVANA, o presidente LULA teve um encontro com o ex-presidente FIDEL CASTRO, no qual elogiou a saúde do líder cubano e discutiu a crise financeira. “Conversamos por cerca de duas horas. Não foi uma visita como a que se faz a uma pessoa doente, no BRASIL, só de 15 minutos”, disse LULA. “Aliás, nem parece que FIDEL está doente, porque está muito saudável mentalmente, lúcido. Disse a ele quando cheguei que o tinha achado abatido. Depois de meia hora\ de conversa parecia que eu é que estava doente”.

O iraquiano ABU AKASH – apontado pelos EUA como um dos líderes da AL-QAEDA – morreu hoje em um dos dois bombardeios lançados por aviões americanos não-tripulados no WAZIRISTÃO DO NORTE, região noroeste do PAQUISTÃO. Além dele, entre 20 e 28 pessoas, de acordo com diferentes fontes, também morreram no ataque. A casa de ABU AKASH foi reduzida a cinzas depois de ser atingida por um míssil ar-terra. Um segundo disparo atingiu o carro que ele usava. A própria identidade de AKASH é um mistério. Acredita-se que seu nome real seja ABDUR REHMAN. Acredita-se que, antes, ele já tenha usado vários outros nomes.

Grupos islâmicos radicais, alguns dos quais acusados de terrorismo pelos ESTADOS UNIDOS, estiveram entre os primeiros a levar ajuda às vítimas do terremoto de 6,5 graus na escala RICHTER que sacudiu o sudoeste do PAQUISTÃO na quarta-feira, dia 29.
Hoje, o número de mortos no desastre subiu de 175 para mais de 300 motivando a entidade filantrópica islâmica JAMAAT-UD-DAWA, suspeita de financiar ações terroristas, a prometer a construção de mil abrigos temporários. Há pelo menos 15 mil desabrigados no país e as temperaturas negativas do inverno paquistanês ameaçam ampliar ainda mais o número de vítimas.

O PAPA BENTO XVI disse hoje a um grupo de cientistas, entre os quais o físico britânico STEPHEN HAWKING, que não há contradição entre acreditar em DEUS e na ciência. BENTO XVI, que se reuniu brevemente com físicos durante evento da Academia Pontifícia de Ciências como uma busca pelo conhecimento da criação de DEUS. “Não há oposição entre o entendimento pela fé e a prova da ciência empírica”, disse o pontífice. “GALILEU viu a natureza como um livro cujo autor é DEUS”, afirmou. No século XVII, a Igreja Católica acusou o astrônomo GALILEU de heresia por insistir que a terra girava em torno do sol. E não reconsiderou a acusação até 1992.
HAWKING é um dos convidados para a longa semana de eventos que vão explorar o tema Compreensões Científicas para Evolução do Universo e da Vida. Em entrevista publicada em 2007, HAWKING disse que “não é religioso no senso comum”. “Eu acredito que o universo é governado por leis da ciência”, disse ele. “Elas podem ser decretadas por DEUS, mas DEUS não intervém para quebrar essas leis”.
O PAPA elogiou a tecnologia que permite HAWKING discursar por um sintetizador de voz. Uma doença muscular fez com que o físico perdesse sua voz. STEPHEN, autor do best-seller UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO, irá falar sobre a origem do universo em um evento restrito. 

Faleceu nesta sexta-feira, em LOS ANGELES, o produtor e diretor inglês JOHN DALY. Tinha 71 anos e estava internado no Hospital CEDARS-SINAI para tratamento de câncer. DALY produziu ou co-produziu filmes vencedores do OSCAR – PLATOON e O ÚLTIMO IMPERADOR – e impulsionou as carreiras de DENZEL WASHINGTON, JULIA ROBERTS e KEANU REEVES. Nos anos 1960 uniu-se ao ator DAVID HEMMINGS e fundou uma companhia (HEMDALE) que empresariava bandas como YES e BLACK SABBATH, terminando por produzir a ópera-rock TOMMY. Em 2004, dirigiu seu primeiro filme – THE ARYAN COUPLE, com MARTIN LANDAU, que ganhou vários prêmios em festivais. 

2 009     :       -     SÁBADO
Recebo algumas mensagens pela Internet. Uma delas é o TENENTE-CORONEL PM FRANKLIN GHIORGIONY, nos seguintes termos:
Olá, Mario,
Parece que não somos os únicos que achamos você legal. Veja o depoimento que Franklin, Ghiorgiony, TEN CEL PM escreveu sobre você.
Prazer conhecê-lo, para mim é muito satisfatório tê-lo no rol de amigos. Observei que o senhor se formou na Academia do Barro Branco, onde o prazer de visitar várias vezes, qual o posto do Sr.? Sou vice presidente da ANVFEB-CE e gostaria de participar e/ou contribuir para a Sociedade de 32. Qual a participação do Sr. nessa Sociedade? Gde abraço e até breve...se precisar de algo no CE é só avisar. sou assessor histórico e cultural do CMT Geral da PMCE e diretor do instituto histórico e cultural da mesma corporação, gosto e tenho gde interesse em história...poderíamos incluir algo sobre a revolução de 32 em nosso acervo, o q acha?

Outra mensagem é do leitor EMERSON BACHIEGA:
prezado sr.,
com muita satisfação, pude ler seu blog. parabéns. precisávamos de algo assim na net, algo que se possa crer e confiar.
escrevo-lhe, pois ocorreu um lamentável engano anos atrás, alguém roubou, ou achou os documentos de um sobrinho meu. Tempos depois ele veio a falecer num afogamento no litoral norte de sp, aos 19 anos de idade. 02 anos após isso, um rapaz que tinha as mesmas características físicas dele(idade,olhos, etc...) veio a ser preso por homicídio e passou-se pelo tal. a família nunca soube disso, pois os fatos se deram na capital de sp, e nossos familiares moravam em Vila Velha (ES)-. somente muitos anos após esses fatos, o tal usurpador e criminoso, veio a ser morto  no Rio de Janeiro em 1993, daí, coincidiu de uma de minha sobrinhas trabalhar no hospital Getúlio Vargas rj-,e todo esse enlace de nomes e fatos vieram a tona.
concluindo, em seu blog, o meu sobrinho, ou melhor, o nome dele aparece como sendo um criminoso, ou acusado de um crime. quando na verdade era uma outra pessoa usando seus documentos e se fazendo passar por aquele. gostaria demasiadamente de pedir-lhe para, acaso possível, retirar o nome de meu sobrinho de seu admirável blog.
Para tanto, me coloco à sua disposição para toda e qualquer coisa que julgar necessário para esclarecermos, a fim de preservar o nome de uma família que já sofreu pela morte de seu menino, aos 19 anos de idade e hoje, esse mesmo, ainda se encontra com criminoso de algo que não teria como ser.
agradecidamente,
emerson bachiega

PREZADO EMERSON
Acredito, meu caro ÉMERSON, que para sua família seria mais interessante transcrever no blog os esclarecimentos necessários, onde os leitores poderão sentir o drama que vocês passaram. Isso também ajuda a verdade e a motivação para que outros casos semelhantes também possam ser sanados.
Aguardo sua resposta e me coloco à sua inteira disposição. Como coronel da PM, onde militei durante 33 anos, já vi muitas injustiças e, estando ao meu alcance, é de suma importância que todos venham a sentir os verdadeiros infortúnios pelos quais o povo passa. 

Mais uma mensagem do TENENTE-CORONEL PM FRANKLIN, da PMCE:
Antes de mais nada gostaria de parabenizar o Senhor pelo excelente currículo, com certeza lhe custou muito esforço, bem como todos que fazem a Sociedade de veteranos de 32, mantendo a nossa memória viva e duradoura, isto é um belo trabalho e muito gratificante. Sou vice-presidente da ANVFEB-CE, Assessor histórico e cultural do CMDO Geral da Polícia Militar do CE e diretor do instituto histórico e cultural da mesma corporação e Gostaria de saber como participar ativamente em prol dos nossos heróis da revolução de 1932, bem como me associar, para melhor colaborar, pois acho extremamente importante preservar a nossa história e homenagear nossos guerreiros. Estou enviando cópia do meu currículo para que me conheça melhor e vou aguardar algum posicionamento para que possa colaborar mais intensamente nessa nobre causa. Estou com um projeto em mente para divulgar os feitos dos nossos heróis e fatos históricos importantes em todos os quartéis da minha Polícia Militar, temos 184 municípios e pelo menos uma OPM em cada um deles, os PM's poderão ter acesso a tais informações através de cartazes ou algo semelhante, bem como as pessoas que frequentam as OPM's, creio que seria de bom alvitre se divulgar tais feitos, da mesma forma para com os responsáveis que fazem isto acontecer, como seus dirigentes, que julgo pessoas importantíssimas neste processo. Espero ser útil de alguma forma para essa Sociedade. Para mim é um grande prazer conhecer o senhor, uma pessoa dígna de servir de exemplo aos nossos compatriotas. Gostaria de saber do senhor se é possível me repassar o contato da Academia de Estudos de Assuntos Históricos de MS, já mandei vários e-mail's e não obtive respostas. O nosso presidente da ANVFEB - CE está mantendo vários contatos com associações no intuito de fazer um intercâmbio cultural e histórico para homenagear os nossos heróis de conflitos bélicos, inclusive disponibilizando cinco medalhas "Heróis expedicionários do Ceará" a ser indicado pelo presidente da Sociedade de veteranos de 32 em troca de cinco medalhas de vossa associação no intuito de agraciar pessoas que contribuem com a causa histórica em nosso Estado. Obrigado pela atenção e até breve...se precisar de algo no meu CE é só avisar...concluí o curso de policiamento ambiental em 1995 nessa terra maravilhosa, fiquei aí por 3 meses no antigo 1º BPFM em Campos Elísios, meus cumprimentos...
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa
Ghiorgiony Franklin da Silva
TEN CEL PMCE
VICE PRESIDENTE DA ANVFEB - CE
(85)3101-1997(trab), 3289-2976(resid), 8862-7794 e 9951-9754
e-mail e orkut: franklinmpm@yahoo.com.br                                
Rua 08, nº 121, Conjunto Jardim Castelão
Passaré, Fortaleza - CE      CEP:60862-190    
MENDES e GINO
PARA APRECIAÇÃO DA MENSAGEM DO TENENTE-CORONEL PM FRANKLIN.
MARINEI
TIRAR CÓPIA E DEIXAR NAS PASTAS DO MENDES E DO GINO.

Diário Oficial publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORNEL PM FRANCISCO DE ASSIS GONÇALVES QUEIROZ. Ele nasceu no dia 2 de junho de 1959. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 24 de maio de 2004; TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008.

Os primeiros treinos livres, ontem, já haviam deixado claro que LEWIS HAMILTON, da McLAREN, seria difícil de ser batido no GP DE ABU HABI, tal a facilidade com que registrava os melhores tempos. Hoje, na sessão que definiu o grid da última etapa do campeonato, no impressionante circuito YAS MARINA, o campeão mundial de 2008 estabeleceu a pole position e larga como favorito para ganhar a prova. Ao seu lado está SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, que luta com RUBENS BARRICHELLO, da BRAWN GP, quarto hoje, pelo posto de vice-campeão.
O companheiro de HAMILTON, HEIKKI KOVALAINEN, não está nas primeiras colocações porque o carro quebrou: sai em 13º. Na luta pelo vice, VETTEL conseguiu importante vantagem sobre RUBINHO ao ficar em segundo. MARK WEBBER, da RED BULL, está em terceiro e pode proteger VETTEL.

O PALMEIRAS vai se sentir novamente pressionado. Pela segunda rodada seguida, o SÃO PAULO teve atuação discreta, mas venceu em casa e assumiu, mesmo que possa ser de forma provisória, a liderança do Campeonato Brasileiro – tem 58 pontos contra 57 do time alviverde, que amanhã enfrenta o CORINTHIANS.
O FLAMENGO não foi bem, mas fez o suficiente para vencer o SANTOS por    1 a 0, gol de ADRIANO, e voltou ao G-4, com 54 pontos. Outro destaque do jogo foi o goleiro BRUNO: defendeu dois pênaltis cobrados por PAULO HENRIQUE e salvou seu time.

Equipes de mergulhadores conseguiram, por volta das 16 horas, chegar ao avião C98 CARAVAN da Força Aérea Brasileira (FAB), que se encontrava a seis metros de profundidade, na margem direita do Rio ITUÍ, no AMAZONAS, após um pouso forçado na quinta-feira. Dentro do turboélice CESSNA foi encontrado o corpo do funcionário da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) JOÃO DE ABREU FILHO, de 33 anos. Com apoio por terra de índios matises e marubos, 25 homens das Forças Armadas prosseguiam nesta noite a busca pelo suboficial MARCELO DOS SANTOS DIAS, de 35 anos, mecânico do C98, que está desaparecido.
Os nove sobreviventes do acidente, que foram liberados do Hospital Geral do JURUÁ às 11:30 horas e seguiram para suas cidades, relataram que o mecânico ficou preso no avião quando concluía a retirada dos passageiros. O trabalho das equipes de resgate foi dificultado hoje pela mata densa e pelas más condições de visibilidade no rio. Para retirar os três militares e os seis funcionários da FUNASA que sobreviveram ao pouso forçado, a Aeronáutica precisou usar ontem um helicóptero com guincho e içá-los um a um, pois não havia onde pousar.     

Em setembro de 2006, quando FERNANDO COLLOR DE MELLO ensaiava em ALAGOAS o seu retorno à cena política – ele havia perdido os direitos políticos ao sofrer impeachment por corrupção, em 1992 – o telefone tocou na mansão do bairro MURILÓPOLIS, em MACEIÓ. Do outro lado da linha, uma voz masculina ameaçava de morte a ex-primeira-dama e ex-senhora COLLOR. “Eu ia para o lançamento do CD evangélico de CECÍLIA DE ARAPIRACA. A pessoa dizia que se fosse ao evento, eu não voltaria”, relembra hoje, aos 45 anos, ROSANE BRANDÃO MALTA, que ficou conhecida como ROSANE COLLOR.
Separada a quatro anos e meio do senador pelo PTB, ela não se intimidou. O recado foi enviado durante a campanha de 28 dias do ex-marido ao Senado. Na época, ROSANE tinha confirmado aos jornais declarações da ex-mãe de santo CECÍLIA DE ARAPIRACA de que o ex-presidente participava de rituais macabros.
“Se disser que não tenho medo de morrer, estaria mentindo. Acredito que Deus não vai permitir que nada de mal me aconteça, mas que sou um arquivo vivo, eu sou. Eu já disse, na Justiça, que qualquer coisa que acontecer à minha vida, a responsabilidade é dele”, acrescenta, referindo-se ao ex-presidente da República, com quem foi casada por 22 anos.
Às voltas com ação na 27ª Vara de Família de ALAGOAS, para receber 334.950 reais referentes a pensões atrasadas, ROSANE briga na Justiça para ter direito à metade do patrimônio do ex-marido. A disputa é difícil já que, quando se casou, abriu mão de todos os bens do manda-chuva da Organização ARNON DE MELLO – uma TV, um jornal, um site de notícias, uma gráfica e quatro rádios.
Procurado pela reportagem ao tomar posse na Academia Alagoana de Letras, no último dia 23, o senador FERNANDO COLLOR DE MELLO não quis se manifestar sobre as declarações de ROSANE ou sobre qualquer outro assunto.
Atualmente, ROSANE recebe de COLLOR pensão de 13 mil reais, um terço do que ganhava na época em que PAULO CÉSAR FARIA dizia que a “madame estava gastando demais”. O senador ainda paga o salário de quatro funcionários da mansão de MURILÓPOLIS, comprada logo após o casal deixar o Palácio dos Martírios, então sede do governo de ALAGOAS. ROSANE dirige o próprio carro, um FIESTA 2007, vai a supermercado e paga as contas. Viagens? Só perto de MACEIÓ.     

2 010      :          DOMINGO
O ESTADO DE SÃO PAULO
IBOPE APONTA VITÓRIA DE DILMA POR 12 PONTOS
Pesquisa indica 56% para a petista e 44% para SERRA nos votos válidos
Quatro semanas após o primeiro turno, o BRASIL volta às urnas, em 5.565 cidades, para escolher entre DILMA ROUSSEFF (PT), 62 anos, e JOSÉ SERRA (PSDB), de 68, quem sucederá o presidente LULA. Pesquisa IBOPE para o ESTADO e TV GLOBO divulgada ontem mostra a petista com 12 pontos percentuais à frente do tucano: DILMA tem 56% dos votos válidos, ante 44% de SERRA, com margem de erro de dois pontos. O Instituto DATAFOLHA aponta vantagem de 10 pontos a favor de DILMA. Os 135,8 milhões de eleitores decidirão se os oito anos da era LULA devem prosseguir ou se está na hora de reconduzir a oposição ao Palácio do Planalto. Também em segundo turno serão escolhidos os governadores do DISTRITO FEDERAL e de oito Estados: ALAGOAS, AMAPÁ, GOIÁS, PARÁ, PARAÍBA, PIAUÍ, RONDÔNIA e RORAIMA. Espera-se abstenção em torno de 20%, causada pelo cansaço do eleitor com a longa campanha e pelo feriadão. Ontem, em BELO HORIZONTE, DILMA insistiu na força de LULA: “Ninguém neste país vai me separar do presidente LULA”; SERRA revidou: “Quem é eleito é que governa. Não existe governo terceirizado”.
Temas religiosos tumultuaram a campanha à Presidência. A religião, que em outras ocasiões entrou no debate por iniciativa do episcopado católico, subiu ao palanque em 2010 por pressão de cristãos, com a introdução de questões como o aborto e a união de homossexuais. Bispos e pastores encamparam a discussão, mas a sugestão partiu das bases, para forçar os candidatos DILMA ROUSSEFF e JOSÉ SERRA e se definirem. Para a socióloga MARIA DAS DORES CAMPOS MACHADO, da UFRJ, o ativismo religioso colocou pela primeira vez em evidência a temática moral numa eleição no País.

A propositura pela continuidade do CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO no posto supremo da PMESP surte efeito. As mensagens abaixo confirmam a minha idéia:
To: grupobarrobranco@grupos.com.br
Cc: GrupoBarroBranco@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, October 30, 2010 11:45 PM
Subject: [grupobarrobranco] *GBB/ [Turma Tiradentes] Cmt Geral Coronel Camilo e Secretário Ferreira Pinto
Amigos / Irmãos do GBB,
Sugestões preliminares:
1. Corrigir o nome do Governador, tirando a primeira letra "i" do nome dele que foi registrado na "petition on line" pois Alkmin usa K mudo;
2. Atentar para o alerta do Amigo / Irmão Horacio Cardoso, que pode ser fundamental para o sucesso da nossa empreitada: pedir a permanência do Secretário Ferreira Pinto pode ser a pedra de toque para que não se altere o "time que está ganhando";
3. Tirar o chapéu para o Amigo / Irmão Mario Ventura, que levantou a bola para o GBB marcar este gol;
4. Registrar nossa coletiva satisfação pelo fígado desopilado do nosso Amigo / Irmão Luiz Alves, comprovando sua capacidade de construir com inteligência, o que não é novidade, mas merece menção;
5. Considerar a possibilidade de colhermos o maior número possível de assinaturas, inicialmente dentro do GBB (para podermos usar o argumento de unanimidade, ou quase, como marketing da proposta); num segundo momento, franqueá-la aos colegas em atividade e, posteriormente, às entidades representativas da Corporação;
6. Não esquecer de agradecer ao Deus da crença de cada um pela oportunidade impar de termos, no Comando Geral, alguém que vem seguidamente dando mostras de virtudes e atitudes várias, que lhe conferem a capacidade de representar, NA PRÁTICA, o modelo que todos nós estamos "assinando embaixo" que desejamos que continue.
Estas medidas preliminares (que certamente não esgotam o assunto) podem desembocar em algo que já vem sendo sonhado por muitas gerações e que acaba de ser mencionado pelo Amigo / Irmão Rogério Paixão:  a PROPOSTA DE QUE A ESCOLHA DO COMANDANTE GERAL SEJA FEITA MEDIANTE LISTA TRÍPLICE OU SÊXTUPLA GERADA NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO, que traria benefícios para a Corporação e para a sociedade (quem conhece melhor os Coronéis da PM senão os próprios Oficiais e a Tropa?).
Uma vez adotado, tal sistema certamente preservará a autoridade do Governador, como máximo mandatário e responsável pela escolha, dando mais segurança de que o escolhido tem o reconhecimento do seu próprio ambiente, o que nem sempre ocorre de forma plena com o atual critério, em que o viés político soe prevalecer sobre o técnico.
Se todos nós tratamos de divulgar a nossas próprias listas (quem sabe atraindo muitos companheiros mais para o GBB!) além de conseguirmos a totalidade ou grande maioria do Grupo, poderemos abreviar o tempo para alcançar os nossos próximos da ativa e ainda pensar em contar com todas as pessoas físicas e jurídicas que se relacionam com a Corporação nos últimos tempos.
Mas, se tudo isso for em vão, restará a consagração fática, espontânea, honesta e justa, de um grande Comandante cujo modelo humano o aproximou dos mais humildes, engrandecendo-os e engrandecendo-se.
Estou convencido de que, se o próprio Coronel Álvaro Batista Camilo não puder fazer pessoalmente a proposta, deixará a porta aberta para que o seu sucessor a faça. 
Aconteça o que acontecer, trabalhemos com força total pela permanência!
Abraço fraternal a todos.
Coronel PM Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
Nota final:
O Coronel PM Alvaro Batista Camilo, entre muitas medidas para eliminar divisões entre nós, mandou expedir novas carteiras de identidade funcional onde:
1. Não constarão mais as expressões "Res" e "Ref" de reserva e reformado;
2. O posto ou graduação será sempre escrito por extenso;
Além disso, convém observar que usa sempre a palavra VETERANO para designar quem já deixou a ativa e não aquele "palavrão" pejorativo e ofensivo que alguns ainda teimam em aplicar e que não faz justiça à grande maioria dos veteranos.
Em 30 de outubro de 2010 14:14, UOL1 escreveu:
Caríssimos,
Também quero me juntar aos que apreciaram e ratificam os comentários, sempre tonitroantes, do nosso Irmão 78er Luiz Alves.
Temo, porém, que nossa pretensão esbarre no dispositivo legal que inflige a passagem para a reserva dos oficiais do último posto aos cinco anos, embora não saiba exatamente quando o nosso Comandante Geral tenha sido alçado à terceira estrela gemada, imagino que ele não consiga completar o próximo governo, numa matemática simples.
Sempre ouvimos dizer que alguns governadores ofereceram a possibilidade de quebra desse regramento que, por uma questão de ética, nunca foi aceito ao Comandante Geral em exercício, sempre acenando para a possibilidade disso acontecer "para o sucessor".
O assunto, então, vai sendo empurrado aos vários comandantes, que ficam constrangidos pela possibilidade de serem "o primeiro".
Entretanto, talvez estejamos diante de um quadro inusitado em nossa PM: uma mobilização que acontece espontaneamente entre vários oficiais, da ativa e da reserva, externando suas ânsias no sentido da permanência de um Comandante Geral, pelos motivos que não preciso repetir, pois saltam aos olhos.
Essa é uma bandeira que devemos levantar: que seja o Coronel Camilo, sim, não o primeiro mas o pioneiro a permanecer mais do que os cinco anos hoje previstos em lei.
Tenho certeza que, com o maciço apoio demonstrado, nosso bravo Comandante não teria motivos para recusar essa "reeleição".
E que nossas pretensões sejam o embrião de uma indicação institucionalizada para os próximos Comandantes Gerais, como acontece em grande parte das mais importantes instituições deste País, dentre as quais, sem dúvida, figuramos.
Abraços,
Rogerio Px! Paixão
Em 30/10/2010 12:03, Bdmarques escreveu:
Amigos
Em minha vida na PM nunca vi tamanha unanimidade com relação a alguém no exercício da nobre arte de Comandar uma Instituição tão complexa por sua missão constitucional e por sua grandeza.
Creio que seja efeito, na essência, de uma única virtude, não uma qualquer mas a mãe de todas as outras, aliás foi citada no texto primoroso do Luiz Alves, meu amado irmão de turma, a HUMILDADE. Creio que as duas pessoas que ora cuidam de nossos destinos, não posso deixar de citar o Cel Antão, são motivadas pela vontade servir muito bem fundada em sua extravagante humildade.
Tenho lido textos muito claros nesse sentido e todos indicam que o Secretário, ao escolher esses nomes, foi tocado pela divina providência e agora, plantada essa tão almejada semente, colhem-se os frutos e vejam que em cerca de ano e meio as raízes dessa árvore frondosa traz sombra e proteção para nossa amada PM e isso nada mais é que proteção à comunidade que esta serve.
Sábias as palavras do Luiz, também, quanto ao aval desses prezados CmtG e Scmt PM, pois sabemos que nesse curto período já devem ter sofrido desgastes exorbitantes.
Rezo que aceitem a continuidade dessa missão.
Donizeti 
Aos senhores Oficiais
Mais uma vez o nosso amigo Luis Alves exauriu o assunto, mostrando os bons frutos que poderemos colher com a permanência do nosso atual Comandante Geral
Sugiro aos senhores Oficiais do GBB que repassem o texto do Ten Cel Luis Alves para os demais Oficiais com quem mantenham contato.
Longe de querer pagar missão para o Sr Cel Ciapina, tenho certeza que ele saberá adotar as providencias necessárias para juntar as assinaturas.
Odilson Medeiros
Ten Cel  - Asp 79
Concordo plenamente com o Luiz Alves. E torno público que tenho manifestado esta posição em todos os meus contatos políticos, já há alguns meses.
Sem demérito de outros valorosos Coronéis, o que importa agora, além da competência do Cel Camilo, são os benefícios institucionais de uma tranquila continuidade no Comando, no momento crítico de uma mudança no Governo.
Gratificante também ver essa sequência de manifestações otimistas por parte dos companheiros do GBB.
abraço
CA
Prezados Amigos GBB
O Coronel Álvaro Batista Camilo, desde que foi nomeado Comandante Geral em 16 de abril de 2009, demonstrou a sua vontade em trabalhar em prol da família Policial Militar, apesar do espinhoso caminho enfrentado pelos seus antecessores, aos quais também reconheço seus valorosos esforços, tem nesta continuidade temporal conseguido realizar algumas das nossas mais antigas reivindicações.
Crescemos muito e talvez rápido demais para se dar conta da quantidade de pessoas que dependem diretamente das decisões do nosso Comandante Geral, hoje calculada em mais de meio milhão de almas, se incluirmos os Policiais Militares Ativos, Inativos, Pensionistas e porque não também os seus familiares.
Com este gigantismo da Família Policial Militar Paulista não dá mais para o Comando ficar só administrando a nossa atividade fim, afinal o bem mais precioso da nossa Corporação são os seres humanos que a integram, com sua capacidade profissional, sua coragem, determinação pela legalidade e também com suas motivações do coração.
Nunca tivemos a oportunidade de sermos ouvidos sobre quem gostaríamos de ter como Comandante Geral, por isso neste momento histórico de conquistas da Corporação poderíamos nos juntar e através de uma lista de assinaturas da Família Policial Militar, propor ao novo Governador Geraldo Alckmin a continuidade do Coronel Álvaro Batista Camilo, como Comandante Geral até 25 de maio de 2012, quando vencerá seus cinco anos no Posto.
A justificativa seria a de garantir a continuidade das ações já implementadas e a confiança que conquistou com seu trabalho Policial Militar e Social junto aos seus comandados.
A articulação política é importante, como manifestou o Coronel Ciapina, mas a meu ver poderíamos vencer o jogo das vaidades internas e caminhar na direção da conquista do auto respeito e fazer valer nossa grandeza.
Como defensores da Hierarquia e Disciplina, precisamos primeiro pedir o aval do Comando para desenvolver esta ação comunitária interna, com o respaldo moral que o movimento requer.
Poderíamos também pedir aos valorosos ex-Comandantes Gerais e os representantes das Associações que façam esta proposta diretamente ao Governador, demonstrando a união e o desejo de valorizar a Corporação que todos amamos.
Forte abraço
luiz alves/78
Bom dia
Eu estou sendo conhecedor do Trabalho do Sr Cel Camilo pro meio dos e mail que acompanho e passo a conhecer seu trabalho e os reflexos deles. Vou ficar muito  feliz se de fato ele continuar  no CMT GERAL até que possa dar continuidade a trabalhos já iniciados.
Gritti
" Que seja intenso enquanto dure"  (roubei do V. Moraes)
Pela manhã tomo conhecimento da elaboração de uma petição feita pelo GRUPO BARRO BRANCO no sentido de conservar o atual Secretário de Segurança Pública e o Cmt Geral no governo de GERALDO ALCKMIN. Sinto-me gratificado por ter dado o pontapé inicial e encontrei total apoio no GBB; faço a atualização do 31 de outubro e já o coloco em meu blog. Enquanto isso, acontece as eleições em todo o BRASIL para a escolha do futuro presidente. Por volta das 13:30 horas vou para a cidade de São Paulo. Há intensa movimentação de pessoas na Avenida LIBERDADE. Voto na ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO, como sempre. Não é preciso dizer em quem votei (o menos ruim), pois os dois candidatos não me agradam. Estou pessimista até demais com essas eleições. Faço votos para que esteja errado quanto ao futuro da Nação. Ainda passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Posso imprimir sem embaraços as páginas de 31 de outubro. Por volta das 15:15 horas estou regressando para GUARULHOS.  

EFE.COM; - Atualizado: 31/10/2010 5:37: Colégios eleitorais já estão abertos para decidir sucessor de Lula
Brasília, 31 out (EFE).- Os colégios eleitorais das 5.567 cidades brasileiras abriram neste domingo às 8h de Brasília para o segundo turno das eleições que escolherão entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Haverá segundo turno também para governador nos estados de Alagoas, Rondônia, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Amapá e Roraima, além do Distrito Federal. Para o pleito, obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, estão convocados 135,8 milhões de eleitores. Foram distribuídas em todo o país 477 mil urnas eletrônicas, às quais os eleitores podem dirigir-se até as 17h, horário que será estendido nos colégios onde houver pessoas nas filas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os primeiros boletins com resultados oficiais começarão a ser divulgados a partir das 18h e a apuração deverá estar concluída antes da meia-noite. As pesquisas apontam a petista Dilma como a favorita para o pleito, com as intenções de voto oscilando entre 50% e 56%. Já o tucano José Serra teria, de acordo com as enquetes, algo em torno de 43% da preferência. No primeiro turno, em 3 de outubro, Dilma teve 46,91% dos votos, contra 32,61% de Serra. Se a previsão se confirmar, Dilma, de 62 anos, será a primeira mulher a governar o Brasil. Segundo as autoridades eleitorais, foram credenciados 187 observadores estrangeiros, provenientes de 45 países e que em sua maioria pretendem conhecer o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, considerado um dos mais confiáveis que existem. EFE
estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Por Gustavo Uribe e Gustavo Porto, estadao.com.br, Atualizado: 31/10/2010 19:50 - Brasil elege a primeira mulher presidente, Dilma Rousseff
A candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, está matematicamente eleita a primeira mulher presidente do Brasil. Faltam cerca de 10 milhões de votos a serem apurados para encerrar a apuração em todo o País, segundo o especialista em pesquisa e marketing eleitoral Sidney Kuntz. Com isso, levando em conta o índice de abstenção, nulos e brancos, o tucano José Serra teria de receber 100% dos votos daqui para a frente para se igualar com a petista. Com 92,06% dos votos apurados, a petista registra 55,31% contra 44,69% do tucano. 'A eleição está liquidada e Dilma é a nova presidente do Brasil', garantiu o especialista. Kuntz observou ainda que já acabou a apuração nos Estados com maior densidade populacional, onde Serra tinha a maior parcela dos seus votos. A maioria dos votos que ainda falta apurar estão no Nordeste, onde a petista tem ampla vantagem sobre o tucano. Ao todo, de acordo com o site do TSE, já foram apurados cerca de 116 milhões de votos, de um total de 135 milhões. A abstenção foi de 234 milhões de votantes, ou cerca de 21,02%. Dois milhões votaram em branco (2,36% do total) e 4 milhões anularam o voto (4,42%)
Meus Amigos / Minhas Amigas,
Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado online: «Assinaturas da Família Policial Militar, propondo ao novo Governador Geraldo Alckmin a continuidade do Coronel Álvaro Batista Camilo, como Comandante Geral até 25/05/2012»
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N3582
Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.
Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!
Obrigado,
MARIO FONSECA VENTURA
O presidente LULA alcançou seu objetivo de obter a terceira vitória consecutiva numa eleição presidencial. A maioria dos eleitores atendeu ao seu chamado de votar em DILMA ROUSSEFF, tornando-a a primeira mulher presidente da história do BRASIL. Desconhecida de grande parte dos brasileiros até o início do ano, a ex-ministra da CASA CIVIL, de 62 anos, venceu sem nunca ter disputado uma eleição, derrotando o experiente JOSÉ SERRA, de 68 anos. DILMA teve 56% dos votos válidos, e SERRA 43%. De um total de 99 milhões de votos, a diferença foi de 12 milhões. Assim como no primeiro turno, o NORDESTE desempenhou papel importante na vitória da candidata do PT. DILMA obteve cerca de 70% dos votos na região. SERRA venceu no SUL e no CENTRO-OESTE e aumentou sua votação, em relação ao primeiro turno, mais do que DILMA. Em seu discurso da vitória, DILMA acenou à oposição e disse que governará “para todos”. Prometeu erradicar a miséria e zelar pela liberdade de imprensa. “Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito”, referindo-se aos escândalos de corrupção. SERRA, por sua vez, cumprimentou DILMA e disse ter recebido “com respeito e humildade a voz do povo nas urnas”.

Mais cinco pessoas tiveram alta após ficarem feridas em um acidente envolvendo balões no sábado, dia 30, em BOITUVA, a 121 km de SÃO PAULO. Ao todo, 16 pessoas se machucaram. Um piloto e um casal, que ganhou o passeio de presente, morreram. Duas vítimas tiveram alta no sábado e foram ouvidas pela Polícia Civil, que já pediu perícia dos aparelhos de vôo.

Morreu a professora FLÁVIA OLIVEIRA DO AMARAL GARBOGGINI, aos 87 anos. Casada com um militar, mudou-se diversas vezes. A cerimônia do casamento foi em NATAL. Depois, ela voltou para o RIO, onde fora criada e onde teve sua primeira filha. Também passou por cidades como JUNDIAÍ, SÃO PAULO, SANTOS e CAMPO GRANDE, em MATO GROSSO DO SUL. Só parou 25 anos depois, quando seu marido passou para a reserva. Apesar da vida nômade, ela conseguiu tempo para se formar em Letras, Belas Artes e Desenho Industrial. Em uma das estadas em SANTOS, aproveitou para lecionar História da Arte. Pesquisadora, estudava o folclore brasileiro. Aproveitava a itinerância para tirar fotos e reunir dados da cultura de cada lugar. 

Faleceu o escritor e compositor ILDASIO TAVARES, aos 70 anos, vítima de acidente vascular cerebral e falência múltipla dos órgãos. O artista era uma figura lendária em SALVADOR (BA), sua terra natal, onde nasceu em 1940. Foi amigo de JORGE AMADO, GLAUBER ROCHA e JOÃO UBALDO RIBEIRO, seu compadre. Para o dramaturgo GIL VICENTE TAVARES, um dos seus seis filhos, o pai será sempre lembrado como um homem capaz de transitar por todas as áreas. Escrevia ensaio, poesia, romance, teatro e até ópera. Em 1968, publicou o primeiro livro “SOMENTE UM CANTO”. Como compositor, teve 46 músicas gravadas por VINÍCIUS DE MORAES, MARIA BETHÂNIA, ALCIONE, TOQUINHO e NELSON GONÇALVES.

Faleceu MONSENHOR JOSÉ ANTÔNIO MORAES BUSCH, em CAMPINAS, aos 77 anos. Estava internado no Hospital CELSO PIRRO, da PUC-CAMPINAS, desde 21 de agosto, quando se acidentou ao cair de um palanque. Um dos fatos mais marcantes que o monsenhor presenciou ocorreu em ROMA, ITÁLIA, em 1958. Antes de ser ordenado presbítero pelo italiano DOM CAETANO MIGNANI, Monsenhor BUSCH, como era conhecido, presenciou a eleição do CARDEAL ÂNGELO GIUSEPPI RONCALLI como novo papa. Naquele ano, com a morte de PIO XII, o CARDEAL assumiu o papel de líder da Igreja Católica. Tornou-se o PAPA JOÃO XXIII. Nascido em LIMEIRA, interior de SÃO PAULO, em 6 de fevereiro de 1933, monsenhor BUSCH fez o colegial no Seminário Diocesano e filosofia no Seminário Central da IMACULADA no IPIRANGA, zona sul da capital. Deixou o país para estudar na ITÁLIA. Lá, cursou Teologia na Universidade Gregoriana, onde também estudou liturgia. No mesmo período, se formou em Jornalismo e Rádio e Televisão. Regressou ao país na década de 1960. Por ser formado em jornalismo, monsenhor BUSCH foi o primeiro redator do folheto litúrgico “Igreja em Oração”. Nos anos 1970, se mudou para BRASÍLIA. Trabalhou como professor de Teologia Pastoral no Instituto Superior da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também foi assessor Nacional de Liturgia da Instituição. Retornou a CAMPINAS, onde incentivou a formação de grupos universitários de reflexão e criou toda a infraestrutura da Pastoral Universitária na Pontifícia Universidade Católia (PUC) da cidade. Em 1976, foi nomeado Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano de CAMPINAS e também era membro efetivo da Academia Campinense de Letras. 

Em seu quinto título no ano, a belga KIM CLIJSTERS superou hoje a dinamarquesa CAROLINE WOZNIACKI, número 1 do mundo e conquistou pela terceira vez o ABERTO DE DOHA, repetindo 2002 e 2003. Com o triunfo, CLIJSTERS subiu para o terceiro lugar no ranking.

Uma ação malsucedida da polícia do IRAQUE, que tinha como objetivo libertar um grupo de católicos mantido como refém em uma igreja do centro de BAGDÁ, terminou hoje à noite com pelo menos 7 reféns mortos e 20 feridos. Segundo a polícia, oito suspeitos foram presos. Ainda não ficaram claras as circunstâncias em que os reféns foram mortos. Um grupo de homens armados, ligados à AL-QAEDA, invadiu a igreja SAYIDAT AL-NEJAT no momento em que começava a missa dominical. As cerca de 50 pessoas que estavam ali, segundo testemunhas, refugiaram-se em uma sala. No entanto, elas acabaram rendidas pelos seqüestradores, que usaram explosivos para acessar o local. Autoridades americanas chegaram a falar em cem reféns, mas a informação não foi confirmada. Os seqüestradores exigiam a libertação de membros da AL-QAEDA que estão presos. A polícia iraquiana esvaziou os prédios da região, cercou a igreja e ordenou aos seqüestradores que soltassem os reféns e se entregassem – ameaçando invadir o prédio. A negociação durou cerca de quatro horas. Um tiroteio, seguido de explosões, antecedeu à invasão à igreja. Pelo menos 13 reféns conseguiram fugir antes da ação policial. Os criminosos refugiaram-se na igreja depois de um saque à bolsa de valores de BAGDÁ, também na região central da cidade. O grupo detonou dois carros-bomba que estavam do lado de fora do prédio e começou um confronto com a segurança da bolsa. Dois guardas foram mortos e outros dois ficaram feridos durante o confronto. Quatro homens armados que fugiam dos seguranças invadiram a igreja.

Um militante suicida explodiu-se em ISTAMBUL hoje, ferindo 32 pessoas – entre elas, 15 policiais. O atentado ocorreu às 10 horas na Praça TAKSIM, centro turístico e comercial da capital turca.

2 011      :        -      SEGUNDA-FEIRA
O Comandante da Escola de Soldados Cel PM José Maurício Weisshaupt Perez convida a todos para a Solenidade de formatura do Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e da Preservação da Ordem Pública, terá 2.127 formandos e o evento acontecerá neste dia 31 de outubro (segunda-feira), às 09h30min, no Vale do Anhangabaú. Estará comandando o efetivo de formandos o Ten Cel PM Nilson Carletti, Subcmt da ESSd, profissional que milita na área de ensino por mais de 20 anos. Com certeza "vivemos dias consagrados que jamais esqueceremos". Vocês são a mudança do amanhã, com uma Sociedade livre, justa e solidária. A Polícia Militar forma nesta segunda-feira (31) a segunda maior turma de soldados da sua história. São 2.127 novos PMs que atuarão no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo de Bombeiros em todo o Estado. A maior formatura da PM aconteceu em março deste ano, com 2.332 policiais. Somente em 2011, a corporação passou a contar com mais 4.459 soldados. A cerimônia, será realizada durante a manhã no Vale do Anhangabaú, Centro da capital, e contará com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo. Os policiais concluíram o Curso Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública após um ano de aulas teóricas e práticas na Escola Superior de Soldados e em unidades especializadas da Polícia Militar, com uma carga horária de 2.214 horas/aula. Além das atividades curriculares, os alunos tiveram aulas de inglês, praticaram atividades físicas e aprenderam sobre técnicas não-letais, com destaque para o huka-huka, luta milenar indígena. Em maio deste ano, índios praticantes do huka-huka estiveram na Escola Superior de Soldados para difundir a modalidade na corporação. Atividades comunitárias: Durante a formação dos soldados, os alunos também estiveram engajados em ações sociais como as campanhas do agasalho, arrecadação de alimentos e brinquedos e voluntariado para doação de sangue. Também houve recepção a crianças e adolescentes participantes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e JCC (Jovens Construindo Cidadania), programas desenvolvidos pela Polícia Militar junto aos alunos de escolas públicas e particulares com o objetivo de evitar o uso de drogas e prevenção da violência.
Assisto, nesta manhã, no VALE DO ANHANGABAÚ, uma das mais vibrantes solenidades de minha existência como PM. Enorme multidão acompanham com muita animação a formatura de 2177 soldados. No palanque, o governador GERALDO ALCKMIN, o prefeito GILBERTO KASSAB, o presidente da Assembléia Legislativa, BARROS MUNHOZ, o Secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, o Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO e muitos coronéis da ativa e da reserva. Entre eles, logo que chego, encontro o CORONEL PM CODELO, que me contou que esteve doente, o CORONEL PM RICO, Diretor do Museu Militar da PM, o CORONEL PM NEVORAL BUCHERONI, Subprefeito da SÉ. Da ativa: CORONÉIS PM MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL, LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, MARCO ANTÔNIO SEVERO SILVA, CÉSAR AUGUSTO LUCIANO MORELLI, JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ (Comandante da Escola Superior de Soldados), THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO JÚNIOR, ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, LUIZ HUMBERTO NAVARRO, VICENTE ANTÔNIO MARIANO FERRAZ, MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA, AIRTON ALVES DA SILVA, ERIK HOELZ COLLA, HUDSON TABAJARA CAMILLI, HERVANDO LUIZ VELOZO, PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO, WALTER GOMES MOTA e outros cujos nomes não me lembro agora.    
Excepcional foi o discurso feito, de improviso, pelo Presidente da Assembléia Legislativa, BARROS MUNHOZ, enaltecendo sobremaneira a Polícia Militar e os formandos. O paraninfo dessa turma é o Secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO. Sua fala também agradou bastante. O governador e o comandante geral discursaram de acordo com os estilos de ambos, sempre levando a Polícia Militar a um patamar alto e merecedor. Vou deixar o VALE DO ANHANGABAÚ gratificado com a magnífica solenidade. Usando o metrô, vou para a Sociedade.
Formatura de 2.127 é coroada com garbo, alegria, marcialidade e muita vibração dos formandos, foram destaques os 03 (três) primeiros colocados do Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública e o Soldado Leandro Oliveira Prates - medalha de Ouro em Guadalajara os quais foram postados a frente para receber certificados pelo Exmo Governador de São Paulo e ao primeiro colocado do curso, Soldado PM Fredson Moura Santos, foi outorgado também com a medalha de mérito Pedro Dias de Campos, o qual obteve a nota de 9.85.
Notícias sobre o evento na mídia: O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou hoje cedo de uma solenidade de formatura de 2.127 novos soldados da Polícia Militar, em evento realizado no Vale do Anhngabaú, bem ao lado do grupo dos "Indignados", que nos Estados Unidos são chamados de "Ocuppy Wall Street", com jovens convocados pela Internet para reclamar da vida agitada, da corrupção, da falta de emprego, da falta de moradiia, da falta de tudo um pouco. O prefeito Kassab quase foi visitá-los, mas desistiu, alegando que tinha viagem a Brasília, onde, hoje lançaria formalmente o PSD, que deve se aliar à Dilma Rousseff. Alckmin também não foi visitar o grupo. No palanque montado a 50 metros dalí, o governador Alckmin passou em revista às tropas dos 2.127 PMs, sem contar outros 300 oficiais e todos os comandantes da PM que estavam no local. Todos emocionados com a formatura de novos soldados, muitos com os filhos vestidos de PM, uma alegra e orgulho de país, superiores. No final da solenidade fizeram "o juramento à bandeira" e prometerem, no cântico "dar a vida pelo bem estar da população". E no "brado" de novo PM, os 2.127 prometeram que "sob a proteção de Deus" iriam fazer a "defesa da vida, da integridade físicas das pessoas e da dignidade da pessoa humana". Tudo muito bonito. Alckmin lá no meio dos PMs se sentia bem, pois a polícia tem lhe dado alegrias, como a redução da criminalidade. Alckmin sempre muito simpático deu autógrafos para velhinhas, beijou senhoras, abraçou jovens e senhores, todo sorrisos, elegante cortês, como se já estivesse em campanha eleitoral para 2014. Ao final, deu uma entrevista coletiva bem e disse que o crime estava sendo vencido em São Paulo, os números da violência estavam caindo e que esses soldados estavam sendo formados para ir para a rua. Prometeu que todos os carros da PM terão, em breve, um Ipad cada um. Um luxo só. Mas Alckmin também não foi visitar os "Indignados", que passava por ele e se misturavam à comitiva dele. O major Soffner, disse ao GLOBO que havia infiltrado no movimento acampa São Paulo, policiais da P2 (a polícia secreta da PM paulista). Cantaram o Hino Nacional, fizeram honras à farda e bandeira, prometendo jogo duro com o crime. Alguns policiais chegaram a jogar duro com uma senhora vestida de preto, enrolada num pano fétido, que mal conseguia falar, enxarcada de bebida e drogas, possivelmente moradora na Cradolândia ali perto ou já tomada pelo alcoolismo e drogas naquele horário (11h). Os PMs queriam que ela saísse dali e não "atrapalhasse" a festa do governador. Ela, já meio sem noção, dizia "Tenho medo não", Tenho medo não". E o soldado empurrado ela para longe. - O risco é calculado. Eles estão se manifestando democraticamente, assim como o governador está aqui também fazendo um evento democrático - explicou o major Soffner, escalado pelo seu comando a atender o repórter do GLOBO, que, aliás, foi também falar com os jovens que estão acampados há 15 dias no Vale do Anhangabaú. São pacíficos esses "indignados". E receberam o GLOBO com educação. Rogério Piva, um dos acampados no Vale do Anhangabaú, disse que já está ali há 15 dias. Leandro Cruz, fala em 16 dias. Ele diz que já passou frio alí, mas agora com a Primavera paulista, que chegou com temperaturas fortes de mais de 30 graus (hoje chovia e refrescou um pouco a temperatura no centro de São Paulo. - A gente se esquenta na fogueira. Mas estamos precisando de cobertores, escreve aí no teu jornal".
Nesta tarde o CAPITÃO PM ANISIO, nosso secretário, traz os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 10 na Corregedoria PM. Assino tais diplomas e a MARINEI já os leva ao Conselho de Honrarias e Mérito, dentro de um prazo relativamente bom, coisa que não vinha acontecendo no tempo em que o MENDES era o secretário das medalhas. Também assino os ofícios de outorga. Telefono para o TENENTE PM NATANAEL para acertar detalhes quanto ao evento marcado para o dia 19, no CLUBE DE REGATAS TIETÊ.
Fico contente ao saber, através do ANÍSIO, que a PM escalou policiais militares de algumas Unidades para comparecer no dia de FINADOS à missa no Monumento Mausoléu. Também converso com o comandante do 12º BPMM, TENENTE-CORONEL PM CAMILLI, sobre esse ato religioso e parece que tudo está pronto para a realização da missa.
Com um tempo chuvoso e frio, retorno mais cedo para GUARULHOS.

Olá Sr.Ventura...
Bom dia!
Com muita alegria venho lhe informar que a nova princesinha da família nasceu...
É a minha netinha filha da Fabiana.
O nome dela é: Julia Ordonho Cortez
Nasceu no Hospital NipoBrasileiro em São Paulo.
Dia 31 de outubro de 2011 às 10:46hs.
Com 3.085 kg e 48.50 cm.
Bem vinda ao Planeta Terra e que sua jornada seja de muitas realizações positivas, ajudando assim a todos nós...
Graças a Deus a Fabiana e a Julia estão muito bem.
Um grande abraço!!!
Ivete

O bispo ADOLFO EVARISTO DE SOUZA nasceu na cidade de RINÓPOLIS em fevereiro de 1944. Seus pais, de recursos humildes, mudaram-se para a capital na década de 1940 em busca de sustento para as dez pessoas da família. Metodista desde criança, contava que aos 6 anos ouviu o chamado religioso. “Tomei uma xícara de café, derramei querosene e risquei o fósforo e quando as chamas começaram a baixar, tomei o garrafão derramando mais líquido, o que provocou uma grande explosão”. Então, viu a avó de joelhos, orando. Escapando ileso, a partir daí compartilhava tudo o que acontecia com Deus, relatou no livro “Fé no Caminho de uma Vida”, lançado em 2011. Em 1967, matriculou-se no Curso Básico da FATEO (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista), a “CASA DOS PROFETAS” como chamava. Casou-se com dona AURELITA em setembro de 1968 e formou-se em 1970. Sua primeira nomeação foi para o JARDIM VILA GALVÃO, em GUARULHOS. Passou também por SUZANO, SOROCABA, SANTO ANDRÉ e o centro de SÃO PAULO. Também esteve em missões em RECIFE, em PERNAMBUCO, e JOÃO PESSOA, na PARAÍBA. Em 1997 foi eleito bispo para a Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista. Viajou muito pela igreja, tendo rodado mais de 90 mil quilômetros em um ano. Em julho deste ano foi reeleito. Após presidir um concílio regional em JI-PARANÁ, RONDÔNIA, teve duas paradas cardíacas. Socorrido ao hospital local, não sobreviveu. Será enterrado amanhã, às 13 horas, no Cemitério do ARAÇÁ, em PERDIZES.

O ex-diretor superintendente do banco PAN-AMERICANO, RAFAEL PALLADINO, foi indiciado hoje pela Polícia Federal no inquérito que investiga rombo de 4,3 bilhões de reais na instituição que pertencia a SÍLVIO SANTOS. PALLADINO foi enquadrado por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e violação a quatro artigos contra o sistema financeiro. O ex-banqueiro negou ter cometido os crimes.

O secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, EMANUEL FERNANDES, informou hoje que por motivos pessoais solicitou ao governador GERALDO ALCKMIN, seu afastamento da pasta. O motivo seria um problema de saúde de sua esposa. FERNANDES também era coordenador do Comitê Estadual da COPA DO MUNDO 2014. O nome do substituto ainda não foi definido.

Uma consultoria de membros do PC do B recebeu verbas de projetos apoiados pelo Ministério do Esporte, comandado pelo partido, e pelo governo do DISTRITO FEDERAL. Um dos donos da empresa, a Casa de Taipa, é JÚLIO CÉSAR FILGUEIRA, ex-secretário do ministério. No dia 1º de agosto, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário recebeu 2 milhões de reais do Esporte para a defesa da candidatura de BRASÍLIA para sediar a Universidade de 2017. Quatro dias depois, o DF fez convênio de 2,8 milhões com a CBDU. Em 8 de agosto, a CBDU contratou a Casa de Taipa. O contrato mostra o possível vínculo de integrantes do partido com o destino final de recursos da pasta. A CBDU diz que a Casa de Taipa ofereceu o menor preço. Em sua despedida do Esporte, ORLANDO SILVA se disse inocente das denúncias no ministério. A presidente DILMA ROUSSEFF, por sua vez, disse que o sucessor de ORLANDO, ALDO REBELO, terá de fixar “relações claras” com as organizações envolvidas na COPA e na OLIMPÍADA. Já ALDO falou em “corrigir qualquer desvio partidário, público ou privado”.

A equipe médica que trata o ex-presidente LULA informou hoje que está descartada, nesse momento, a cirurgia para a retirada do tumor na laringe do paciente. A biópsia feita no fim de semana confirmou que o tumor de LULA é do tipo mais comum, está em estágio intermediário e tem agressividade média. Segundo o médico PAULO HOFF, a radioterapia acontece de três a quatro semanas depois da quimioterapia, que costuma durar sete semanas. “Não há cirurgia no cronograma de tratamento”, disse HOFF. Somente se o tumor não responder ao tratamento pode ser feita a cirurgia para preservar a voz de LULA. “Pela localização do tumor, ele tem chance grande de não precisar da operação”, afirmou HOFF. Após dois ciclos de quimioterapia, os médicos poderão avaliar se o ex-presidente responderá bem ao tratamento, o que deve acontecer em aproximadamente 40 dias. Nesse período, LULA terá o auxílio de um fonoaudiólogo. No domingo, em entrevista ao “FANTÁSTICO” da TV GLOBO, o médico ROBERTO KALIL disse que pela avaliação dos oncologistas a chance de recuperação de LULA é de 80%. Hoje, os médicos não falaram em porcentagem de cura. No final da tarde, LULA recebeu a visita da presidente DILMA ROUSSEFF, que ficou quase uma hora e meia no local. “Eu saio muito contente porque achei ele muito bem, com aquela imensa energia”, afirmou. “Eu saio certa de que ele sai desfilando na GAVIÕES DA FIEL”, disse. Corintiano de carteirinha, LULA será o tema do samba-enredo da escola de samba da torcida do CORINTHIANS em fevereiro de 2012. O governador GERALDO ALCKMIN disse ter “certeza de que o ex-presidente vai superar essa dificuldade”. Até o PAPA BENTO XVI desejou a pronta recuperação de LULA e disse rezar pelo petista.

Hoje era dia de pagamento. A agência estava cheia. Três bandidos anunciaram assalto e fizeram a gerente do banco de escudo. Um vigilante se aproximou e o pânico se instalou no BRADESCO da ÁGUA FRIA, 1920. Eram 11:10 horas quando o tiroteio começou. Foram mais de 20 tiros. A gerente ficou no meio do fogo cruzado e foi ferida no pescoço e no ombro. Um vigilante, de 36 anos, também foi atingido no ombro. Um bandido, que, segundo a polícia ainda não foi identificado, morreu dentro do estabelecimento bancário. A agência não tinha porta giratória nem detector de metais na entrada. DIOGO BORGES VIEIRA, de 25 anos, foi preso nas proximidades do banco e reconhecido como um dos assaltantes. Um dos criminosos pegou a fila de pagamento com um envelope nas mãos. Outros dois sentaram-se nas cadeiras da área de atendimento da gerência do bando. Foi a senha para o bandido, armado, pegar a gerente, de 32 anos, aplicando-lhe uma “gravata” no pescoço. Foi quando um vigilante se aproximou e encontrou a situação tensa. O bandido apontou a arma na cabeça da gerente, mantendo-a em sua frente. Segundo a policia, em seguida, iniciou-se um fogo cruzado. A gerente ficou no meio. Clientes e funcionários em pânico procuravam abrigar-se. Os outros dois bandidos conseguiram fugir. O suspeito que trocava tiros foi atingido e caiu. Segundo relato dos seguranças, ele tinha nas mãos uma pistola calibre 380 e ameaçou usá-la de novo. Ele morreu no chão da agência. A tentativa de assalto ocorreu quase em frente à Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Perto da agência, a PM localizou DIOGO com um envelope nas mãos. Ele disse aos policiais que estava no banco para pagar contas. No envelope, havia duas folhas de papel em branco. Os PMs checaram as últimas ligações que DIOGO fez com o celular e eram justamente para o telefone apreendido com o suspeito que fora morto pelos vigilantes no BRADESCO.

A fuga de 14 presos do 26º Distrito Policial (SACOMÃ), na noite de domingo, deu um chacoalhão na cúpula da Polícia Civil e obrigou delegados a reavaliarem a segurança na guarda de detentos provisórios. “Nós assumimos esse ônus porque, de fato, houve falha. Faz muito tempo que não ocorrem resgates e as equipes de plantão se desligaram”, afirma o delegado-geral, MARCOS CARNEIRO. O algo da quadrilha eram os irmãos por parte de mãe FELIPE MARQUES DOS SANTOS e RONDINELLI DE OLIVEIRA, acusados de roubo de cargas de cigarro nas regiões do JABAQUARA e IPIRANGA. O bando também queria libertar DIEGO FERREIRA DOS SANTOS, parceiro de FELIPE e RONDINELI. Porém, ele já havia sido removido para o Centro de Detenção Provisória de GUARULHOS na semana passada, porque a sua prisão preventiva saiu antes que a dos dois. Os bandidos usaram uma bela loira como isca para entrar na delegacia. A mulher chegou ao plantão com uma pizza, a pretexto de entregar uma encomenda que, segundo a polícia, não havia sido pedida. Com isso, distraiu os dois policiais que faziam o atendimento no balcão e abriu passagem para outros integrantes da quadrilha, que surgiram logo em seguida, armados de submetralhadora e pistola. Segundo a polícia, um dos bandidos colocou a submetralhadora sobre o ombro da loira e exigiu que os plantonistas entregassem as armas e os levassem à carceragem. Outros três policiais que trabalhavam na central de flagrantes também foram imobilizados e trancados na cela em que estavam os presos resgatados. PMs da companhia que fica nos fundos da delegacia foram acionados por um dos policiais presos na cela. Os bandidos não perceberam que ele estava com o celular no bolso. Houve perseguição e troca de tiros. Quatro fugitivos foram recapturados: JESSÉ SOUZA DOS SANTOS, de 29 anos; CAIO DE SOUZA FERREIRA, 18: DOUGLAS SANTIAGO, 22, e JOSÉ DIAS GARIBALDO, 36. Um dos carros usados na fuga foi abandonado.  

Nascido em SÃO PAULO, DÁRCIO ARMANDO BARICHELLO morava em CURITIBA havia 19 anos. Formado em Direito e Jornalismo, ele ficou conhecido por seu trabalho como apresentador de TV durante os últimos 13 anos em emissoras paranaenses. BARICHELLO era chamado de “homem do suspensório”, sua marca na televisão. Era ele considerado alegre e brincalhão, mas também causava polêmica com sua opinião forte. Na política, foi candidato a deputado federal e a vereador de CURITIBA pelo PSDC, mas não conseguiu se eleger. BARICHELLO morreu aos 64 anos, vítima de câncer. Nasceu em 1947.

Apesar da oposição dos EUA e ISRAEL, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou hoje o ingresso da PALESTINA. Foram 107 votos a favor, 14 contra e 52 abstenções. Com a decisão, a UNESCO perderá 25% de seu financiamento, sendo 22% dos EUA e 3% de ISRAEL. A aprovação antecede a votação sobre a admissão palestina como membro pleno da ONU.        

Produtor do OSCAR durante anos, GIL CATES morreu nesta segunda-feira, nos ESTADOS UNIDOS, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. CATES era considerado o maior produtor da Academia, com o recorde de 14 entregas de prêmios e transmissões da cerimônia pela televisão para diversos países do mundo. A última da qual ele participou foi em 2008, ano delicado pois o OSCAR estava ameaçado pela greve do sindicato de roteiristas e escritores norte-americanos. CATES também é considerado responsável pela revitalização da cerimônia, com a presença de comediantes.

2 012     :       -     QUARTA-FEIRA
O JORNAL DA TARDE sai de cena hoje para entrar para a história do jornalismo brasileiro na muito rarefeita categoria das utopias realizadas. Foi fruto de uma conjunção de fatores tão improvável quanto a emergência da primeira onda planetária de contestação, a mobilizar toda uma geração semiconectada e que se materializava justamente na revolução da linguagem das comunicações, de um raro hiato na sucessão costumeira de crises que criaram um ambiente econômico excepcionalmente favorável ao BRASIL e à indústria do jornalismo impresso, então no seu apogeu histórico, e do feliz casamento entre a vontade de inovar de uma empresa solidamente consciente do valor da função institucional, sem a qual o jornalismo não faz sentido, e a capacidade de uma geração que fez história no jornalismo brasileiro de executar esse desafio com o mais alto grau de talento e qualidade. Foi este o pano de fundo contra o qual intenção, acaso e necessidade, nas suas imprevisíveis tramóias dialéticas, acabaram por proporcionar se não a suspensão, ao menos um inédito afrouxamento da contradição essencial entre o meio e a mensagem: entre o ritmo do pensamento e os imperativos da indústria e da logística que delimitavam as fronteiras da qualidade possível no jornalismo impresso. O mais importante insumo da revolução estética, de comunicação e jornalística que foi o JORNAL DA TARDE foi o tempo de processamento, luxo que pouquíssimos jornalistas da presente geração alguma vez puderam desfrutar no exercício da profissão. Desenhado para chegar às bancas no início da tarde, o JT pôde, na primeira metade de sua vida, dar-se ao luxo de funcionar na velocidade das idéias e concentrar-se como o necessário vagar no tratamento dos fatos, na avaliação do seu significado e na sua apresentação em imagens e palavras nunca antes tão cuidadosa e competentemente trabalhadas na história de imprensa brasileira. E o efeito foi brilhante, o JT pôs um pé no futuro ao reinterpretar a essência do jornalismo, que é a função de captar os pleitos difusos da sociedade, interpretá-los, dar-lhes forma legível e, assim, precipitar reformas, ao saltar da fronteira então estabelecida da mera crítica e da sugestão para o território ainda virgem da mobilização direta do público e da interferência física sobre o aparelho da decisão política nas suas memoráveis campanhas. No momento em que não só o jornalismo, ferramenta essencial da democracia, mas o pensamento escrito como um todo se debatem novamente numa crise que é, essencialmente, uma crise universal de desajuste de velocidades, vale a pena nos determos mais uma vez nesse aspecto que, para o bem e para o mal (quando a vantagem do tempo de processamento lhe foi suprimida), definiu a história e a trajetória do JORNAL DA TARDE. A inteligência humana e a civilização só puderam se desenvolver quando o sucessor do macaco se organizou o bastante para não ter mais de dedicar 100% do seu tempo a correr atrás de comida ou fugir dos predadores. Era este o mundo que lhe tinha sido dado. Passados 200 mil anos de luta, vamos, de certa forma, recriando, agora voluntariamente, aquela mesma situação. E as modernas ferramentas de comunicação estão no centro desse estranho processo de regressão. A submissão a crítica ao fascínio da velocidade sem rumo devolve a humanidade a uma crescente incapacidade de pensar e vai reduzindo a vida a uma sucessão de reações automatizadas de sobrevivência onde somos nós que, em bando, servimos às máquinas e não elas que nos acrescentam à individualidade, à segurança e ao conforto material ou espiritual. Superar a barbárie e dar a cada homem as rédeas do seu próprio destino é o objetivo da democracia. O jornalismo está a serviço dela e está, há 137 anos, tem sido a casa do jornalismo. É nossa responsabilidade, agora discutindo o papel central que nós próprios temos tido na construção dessa nova Babel, de contribuir para deter essa voragem e devolver ao homem o grau possível de controle sobre suas vidas. O JT fez parte desta obra ao abrir novos caminhos. Cabe-nos continuar a percorrê-los.
Recebo o último exemplar do JORNAL DA TARDE e lembro que tenho o primeiro número desse jornal. Vai fazer falta.
O calor desta quarta-feira é incrível. Trabalho na biblioteca de maneira irregular, sentindo a saúde sofrer por causa da alta temperatura. LUCINDA também se sente mal com o calor. Vamos para a Sociedade um pouco mais tarde. MARINEI cuida ainda das adesões para os almoços de 7 e 11 de dezembro. Recebemos a visita do MARCELO TIBÚRCIO. Ele vem me falar de uma medalha que será lançada em fins de novembro pela instituição de numismática que pertence. Essa medalha tem um cunho limitado, pois somente colecionadores se interessam pela mesma. Uma dessas peças será dada para a Polícia Militar e outra para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Faz alusão aos 80 Anos do Movimento Constitucionalista de 1932.
AMADO RÚBIO também comparece nesta tarde ao MMDC e fica conosco até sairmos depois das 16 horas, no meio de uma temperatura abafada.         

Com o futuro ainda incerto no SÃO PAULO, WILLIAN JOSÉ recebeu uma nova chance do técnico NEY FRANCO. Aos 20 anos, o garoto agarrou a oportunidade e foi o grande destaque da vitória por 2 a 0 sobre a UNIVERSIDAD DE CHILE, pelo jogo de ida das quartas de final da COPA SUL-AMERICANA, em SANTIAGO, no CHILE. Com o resultado, o TRICOLOR pode perder o duelo de volta, na próxima quarta-feira, por até um gol de diferença que avança à semifinal do torneio. Caso a UNIVERSIDAD devolva o placar de hoje, a decisão será nos pênaltis.

FLAMENGO empata com o ATLÉTICO MINEIRO e FLUMINENSE agradece. Resultado de 1 a 1 em BELO HORIZONTE deixa o ATLÉTICO MINEIRO a oito pontos do líder FLUMINENSE, a cinco rodadas do fim do BRASILEIRO. Graças ao resultado, o FLUMINENSE colocou a mão na taça. O GALO sabia que o duelo de hoje era decisivo para a definição do título deste ano. Tanto que pressionou os visitantes desde o início da partida.

Pela primeira vez desde o início da onda de violência que já resultou na execução de 86 policiais militares em SÃO PAULO neste ano e de pelo menos 70 civis apenas nos últimos sete dias, o governador GERALDO ALCKMIN assumiu hoje a participação do crime organizado por trás dessas mortes e prometeu punir os criminosos com RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). “Vamos colocar esses bandidos em cadeia e, se necessário, também haverá isolamento absoluto dos líderes do crime”, disse. No RDD, o preso perde todos os benefícios. Tem só duas horas de banho de sol, não pode ler jornais, revistas, assistir à televisão e ainda fica sem direito à visita íntima. Em 2006, a ameaça de levar líderes do PCC para esse regime motivou a megarrebelião que atingiu quase todos os presídios paulistas, além de ataques da facção criminosa. Ao assumir a disposição de contra-atacar com rigor o crime organizado, ALCKMIN, indiretamente, recusou novamente a ajuda do governo federal para colocar o Exército nas ruas de SÃO PAULO, a exemplo do que foi feito no RIO e em ALAGOAS, onde os índices de criminalidade caíram após a intervenção. Nos últimos dias, essa questão da segurança fez o governador e o ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO trocarem acusações publicamente. Enquanto ALCKMIN dizia não ter recebido nenhuma oferta de ajuda, o ministro afirmava que SÃO PAULO a havia recusado. Hoje, CARDOZO reafirmou sua oferta e criticou o secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, por ter comentado no dia anterior que a Polícia Federal não tem conhecimento da realidade dos presídios paulistas, de onde saem as ordens para a criminalidade. “Acho que a melhor coisa que um homem público deve ter nas horas de crise é a humildade. A arrogância não resolve absolutamente nada. SÃO PAULO tem uma excelente policia, homens capacitados, mas a Polícia Federal também tem e o país sabe disso”, cutucou. Na opinião do CORONEL PM JOSÉ VICENTE DA SILVA, especialista em segurança, o governo federal não tem nada a oferecer a SÃO PAULO, que conta com a melhor polícia do país. “Além de não conhecer a cidade porque são estranhos, eles não têm acesso às informações de inteligência levantadas aqui”, diz.

O comandante da TROPA DE CHOQUE da Polícia Militar, CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO MORELLI, afirmou hoje em entrevista coletiva que a dimensão do crime organizado em SÃO PAULO vem sendo glamourizada. “Quadrilhas, de qualquer tamanho que sejam, devem ser combatidas como quadrilhas. Eles não são nenhuma máfia italiana. É uma desorganização subjulgando pessoas”, afirmou. Desde segunda-feira, a Polícia Militar ocupou PARAISÓPOLIS, na zona sul. Na favela foi encontrada uma relação com nomes de 40 policiais civis e militares que estariam marcados para morrer. A invasão a PARAISÓPOLIS também foi motivada por uma lista onde consta a identificação de 20 criminosos de alta periculosidade que moram ou freqüentam o local. A Secretaria da Segurança Pública não revelou o nome dos policiais que estão sob ameaça. “É uma retaliação do crime que está perdendo em drogas e pessoas presas”, diz o coronel. A FAVELA FUNERÁRIA, na zona norte, também foi alvo da operação. Lá, a polícia apreendeu 726 kg de maconha. O delegado JORGE CARLOS CARRASCO, diretor do DHPP, afirma que, das 57 execuções de PMs registradas na capital e Grande São Paulo (o total no Estado é de 86), 23 casos estão esclarecidos. Na FAVELA SÃO REMO, zona oeste, o DHPP prendeu ANTÔNIO PEREIRA SOARES, de 32 anos, o TONHÃO. Durante a ação policial no local, policiais apreenderam maconha, cocaína e LSD. Em CARAPICUÍBA, na GRANDE SÃO PAULO, FILIZÁNIO SANTOS PACHECO, de 23 anos, também foi preso. A dupla é apontada como responsável por executar o soldado da ROTA ANDRÉ PERES DE CARVALHO em setembro. Outros cinco homens estão foragidos. Entre eles está VANDERLEI GOUVEIA, de 32 anos, o MADU, apontado como líder do tráfico em SÃO REMO. O delegado CARRASCO afirma que operações em busca de matadores de PMs ocorrerão em favelas da zona norte e sul nos próximos dias.

A OPERAÇÃO SATURAÇÃO da Polícia Militar pegou de surpresa a comunidade da FAVELA PARAISÓPOLIS. Para os moradores, a intervenção da PM deveria vir acompanhada de ações sociais, a exemplo de 2009, quando a Tropa de Choque passou 40 dias na região. “Só a ocupação não resolve. Esse trabalho tem de vir acompanhado de ações sociais. O que a comunidade precisa com mais urgência hoje é um hospital, mas também faltam cinema, teatro, uma área de lazer e esportes”, reclama o vice-presidente da União dos Moradores e do Comercio de PARAISÓPOLIS, JOILDO SOARES. Segundo ele, durante a ocupação da favela há três anos foram anunciadas 126 ações sociais, mas apenas 20 delas chegaram a ser realizadas. “Mesmo assim, em 2011, quando o governador GERALDO ALCKMIN tomou posse, todas as medidas implantadas foram paralisadas, com a justificativa de que seriam reformuladas, mas até hoje nunca mais ninguém falou do assunto”, diz. Na opinião da comunidade, o que está ocorrendo na favela é apenas mais uma demonstração de força para dar a sensação de segurança. “Tudo isso é piroctenia”, diz um morador. O MAJOR PM MARCIO STREIFINGER, porta-voz do comando da operação, diz que a comunidade está sendo receptiva ao trabalho, tanto que muitas das apreensões e prisões efetuadas nesses três dias foram por denúncia da comunidade. Em relação às ações sociais, ele diz que, por enquanto, não há nada previsto, mas acredita que a exemplo do que ocorreu em outras intervenções semelhantes, os serviços começarão a aparecer logo após a pacificação.

ROBERTO MANOEL DA SILVA, de 37 anos, foi executado no JARDIM ARPOADOR, zona leste, na noite de ontem. Os parentes dizem eu ele morreu porque descumpriu o toque de recolher. Às 23 horas de ontem, um morador de rua, ainda não identificado, foi baleado no rosto, na BRESSER. Os criminosos recolheram as cápsulas. Na Rua CARLOS DE SOUZA NAZARÉ, na região da PRAÇA DA SE, outro morador de rua foi baleado no peito, braços, costas e cabeça. No local havia 14 estojos de pistola calibre 380. MÁRCIO ALVES DE SOUZA, de 31 anos, foi baleado no PARQUE EDU CHAVES. Ele tinha passagem por tráfico de drogas e foi baleado nas costas, cabeça, peito, ombro e no pescoço. LUIZ OTÁVIO COLARES DA TRINDADE, de 19 anos, foi morto às 23:20 horas de terça-feira no JARDIM ELIANA, zona sul. Policiais chegaram a levar a vítima baleada para o Pronto Socorro MRIA ANTONIETA, onde morreu. Não foram encontradas testemunhas do crime.

Um homem armado mandou o motorista de um ônibus parar em CARAPICUÍBA, na GRANDE SÃO PAULO, por volta das 20:30 horas de hoje. Oito criminosos saíram de uma viela, com galões cheio de gasolina, derramaram o líquido no veículo e atearam fogo. Havia passageiros dentro do ônibus e o bandido armado impediu o motorista de abrir a porta de trás. Uma criança de 7 anos e sua mãe sofreram queimaduras nas pernas. Um empresário de 31 anos, que ajudava a salvar os passageiros, foi atropelado. O motorista levou coronhada. Os bandidos fugiram.      

O operador do mensalão, MARCOS VALERIO, prestou depoimento ao Ministério Público Federal em setembro. Em audiência com o procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, ele tentou mostrar que poderia, em troca da proteção, colaborar com novas informações. De acordo com investigadores, VALÉRIO mencionou nomes que não foram alvo no processo do mensalão. Citou o ex-presidente LULA, o ex-ministro ANTÔNIO PALOCCI, afirmou ter feito outras remessas de recursos para o exterior, disse já ter sido ameaçado de morte e falou sobre o assassinato, em 2002, do prefeito de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL. Ele disse que, se for incluído no programa de proteção à testemunha – o que o livraria da cadeia – poderá dar mais detalhes das acusações. MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA vive com medo e teme ser morto, informa a repórter ADRIANA CARRANCA, enviada especial de O ESTADO a BELO HORIZONTE. O empresário não sai às ruas, raramente deixa o flat para onde se mudou e, quando o faz, usa um carro blindado. Para proteger a família, VALÉRIO se separou da mulher, RENILDA, mas os filhos sofrem bullying na escola.

O Senado aprovou lei que tipifica os crimes online. A proposta altera o Código Penal, introduzindo crimes como o de invasão da rede de computadores ou de equipamentos, como ocorre com a clonagem de cartões de crédito. As penas variam de 3 meses a 3 anos de detenção, mais multas. Hoje, na falta da lei, os juízes consideram os crimes cibernéticos como estelionato ou mandam arquivar a denúncia.        

O escritor espanhol FERNANDO DIAZ-PLAJA morreu hoje, em MONTEVIDÉU, aos 94 anos. Vítima de uma pneumonia, DIAZ-PLAJA morava no URUGUAI havia quase uma década. Desde 2002, ele vivia em PUNTA DEL ESTE, principal destino turístico do país. Em junho deste ano, caiu pela segunda vez de uma cadeira, o que teria deteriorado o seu estado de saúde. Ensaísta, narrador e historiador, DIAZ-PLAJA foi autor de mais de 150 obras, entre as quais se destaca O ESPANHOL E OS SETE PECADOS CAPITAIS, título que vendeu quase 1 milhão de exemplares. Nascido em BARCELONA, em 1918, graduou-se como doutor em História pela universidade de MADRI. 

31 DE OUTUBRO DE 2013    :    -    QUINTA-FEIRA
Nesta manhã, no facebook, vejo as imagens postadas pelo ANTONIO CARLOS ARISTIDES e pelo SIDNEI LOBO PEDROSO referentes ao evento na Câmara Municipal, ontem à noite. Não tenho tempo de copiá-las, como era minha idéia. Deverei fazer isso na primeira oportunidade.
Marquei reunião da Diretoria Executiva para a tarde desta quinta-feira. Acontece que apenas comparecem o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, nosso vice-presidente. A doutora MARIA LÚCIA CAMARGO diretora jurídica e o THELL DE MORAES, diretor do Serviço Social. Os demais diretores faltaram e a reunião fica prejudicada. Mas recebo as visitas do Professor Doutor PEDRO LAZARINI NETO e o acadêmico SIDNEI LOBO PEDROSO. Passam a tarde conosco. Trocamos idéias sobre o JÚRI SIMULADO. Eles trazem um oficio para mim nos seguintes termos:
FACULDADE DE DIREITO DAMÁSIO DE JESUS
Ao
CORONEL PM MÁRIO VENTURA
Digníssimo Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC

Prezado Coronel,
A Faculdade de Direito Damásio de Jesus, através do seu Presidente, direção e corpo docente, vem à presença de Vossa Senhoria, solicitar a participação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em evento que será realizado no mês de dezembro de 2013, no museu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, consistente em um Júri simulado com a participação dos acadêmicos de Direito da nossa faculdade.
Na qualidade de Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito Damásio de Jesus, juntamente com nossa Diretora Acadêmica Adjunta, Profa. Cinthya Nunes e nosso Vice-Presidente Acadêmico, Prof. Marco Antônio Araújo e, em nome do nosso Presidente Professor Damásio Evangelista de Jesus, tem esse o objetivo de levar ao conhecimento de Vossa Senhoria o objetivo desse evento e a importância da participação do MMDC-32, bem como solicitar o que abaixo segue:
Cuida-se de inédita reconstituição histórica do julgamento do caso MMDC que deu origem à Revolução Constitucionalista de 1932, caso esse do qual tivemos acesso aos autos originais para estudos e preparação do júri e que se encontravam guardados dentro do Tribunal de Justiça
A participação dos Paulistanos foi sem sombra de dúvida o maior movimento cívico deste País, e merece destaque a Força Pública do Estado de São Paulo, que mais tarde, se tornou a Polícia Militar de nosso Estado Bandeirante.
No ano passado, fomos prestigiados com a presença de Lanceiros e cavaleiros, na reconstituição histórica do julgamento conhecido como o “Caso Euclides da Cunha”, que teve grande repercussão no meio jurídico e na imprensa.
É possível conferir no link http://www.damasio.com.br/fddj.aspx a matéria veiculada no Jornal SPTV da Rede Globo sobre referido evento.
Assim, gostaríamos de convidá-lo a participar desse novo evento, contando com sua honrosa presença. Este ano convidaremos novamente a Polícia Militar do Estado de São Paulo para conosco participar. Enviaremos, para tanto, Ofício ao Comando Geral para que nos auxilie com:
1)    Banda da Polícia Militar e Corpo Musical;
2)     20 (vinte) cadetes do núcleo RUYTEMBERG ROCHA – Academia do Barro Branco;
3)     20 (vinte) Lanceiros da Polícia Militar sendo 10 (dez) com cavalos.       
Contando com sua imprescindível contribuição e parceria, consignamos nosso enorme apreço e respeito por vossa valorosa instituição.
Sem mais para o presente momento,
Saudações acadêmicas
São Paulo, 30 de outubro de 2013
MARCO ANTONIO ARAÚJO JÚNIOR
Vice-Presidente Acadêmico da Damásio  Educacional.  

Profa. CINTHYA NUNES
Diretora Acadêmica Adjunta da FDDJ

PEDRO LAZARINI NETO
Professor de Direito Penal e das atividades do Tribunal do Júri e Coordenador do evento.

Durante algumas horas ficamos conversando sobre esse assunto. Fazemos uma parceria para atuarmos juntos no evento. Fico com a incumbência de entregar amanhã um ofício ao Comandante Geral solicitando o emprego da cavalaria, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e do Corpo Musical no dia 3 de dezembro, às 9 horas.

Retorno para casa depois das 20 horas. A saúde não está me ajudando nas missões que tenho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

O governador GERALDO ALCKMIN sancionou, hoje, a lei que garante 7% de reajuste nos salários de policiais militares, civis e agentes penitenciários. O projeto foi aprovado na semana passada pela Assembléia Legislativa. A lei vai ser publicada amanhã no Diário Oficial. A proposta gerou reclamações da categoria. Segundo a Associação de Cabos e Soldados da PM paulista o aumento representa apenas R$150 a mais no salário de um soldado. A classe queria ao menos 15% de reajuste.

Contra o aumento do IPTU na cidade de SÃO PAULO, um grupo com cerca de 200 manifestantes fechou a AVENIDA PAULISTA por volta das 20 horas e depois caminhou até a rua onde mora o prefeito FERNANDO HADDAD, na VILA MARIANA, zona sul. O grupo ficou no local por cerca de 20 minutos e depois dispersou pelas ruas da região. Um manifestante que, segundo a PM, carregava uma barra de ferro foi detido. A Prefeitura de SÃO PAULO prevê um aumento médio de 51,72% no IPTU somando-se os reajustes que estão previstos para imóveis residenciais e comerciais em 2014, 2015, 2016 e 2017. O cálculo foi feito pelo site G1 a partir da previsão dos reajustes anuais divulgados pela administração municipal, excluindo os moradores isentos.

Policiais militares da ROTA fizeram hoje uma varredura em cinco casas da região do JAÇANÃ, zona norte, e encontraram mais de 300 quilos de drogas, além de R$41 mil e armas. A polícia acredita que o produto era do crime organizado. A viela onde ficavam os imóveis era monitorada por sistema de câmeras instaladas pelos criminosos. A Polícia Civil apura também a possível participação de membros da mesma facção criminosa em atos de vandalismo na rodovia FERNÃO DIAS, durante esta semana, ocorridos após a morte de um estudante de 17 anos por um PM, na mesma região da cidade. Na quarta-feira, os policiais da tropa de elite da PM paulista receberam informações sobre a possibilidade de encontrar um posto de abastecimento de entorpecentes em imóveis localizados numa viela próxima à Rua ADUTORA CABUÇU. Ao checarem a informação, os policiais relataram que viram um suspeito correndo ao perceber a presença da viatura. RUDNEI COSTA SILVA, de 25 anos, foi preso. Ele era procurado da Justiça e tem antecedentes por furto, roubo e tráfico de entorpecentes. Os PMs também prenderam GLEDSON HENRIQUE SILVA DE SOUZA, 29 anos, primo de RUDNEI. Nas residências vistoriadas foram encontrados 291 quilos de maconha, 35 quilos de cocaína, 2,3 quilos de crack e 639 comprimidos de ecstasy. Os policiais também localizaram dois revólveres, duas pistolas, uma submetralhadora, carregadores, silenciador e munições escondidos em um compartimento numa pia. Os PMs encontraram um cômodo secreto, acessado pelo fundo falso de um guarda-roupas.

Seis dias após o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI ser espancado por um grupo BLACK BLOC durante uma manifestação na capital paulista, o Ministério da Justiça anunciou, hoje, a criação de um grupo de inteligência para tentar conter os vândalos. Inicialmente, esse trabalho vai ser integrado pela Polícia Federal e pelas secretarias de Segurança paulista e do RIO. O ministro JOSÉ EDUARDO CARDOZO afirmou que o objetivo é identificar os mascarados que defendem a balbúrdia e o quebra-quebra nos protestos.
“O modus operandi será objeto de análise de inteligência e poderá orientar a atuação (das polícias), afirmou, após reunião com os secretários de segurança de SÃO PAULO, FERNANDO GRELLA, do RIO, JOSÉ MARIANO BELTRAME, e o diretor-geral da PF, LEANDRO DAIELLO.
Vai ser criado também um protocolo unificado de atuação das polícias. GRELLA defendeu mudanças na legislação para aumentar as penas dos autores de atos de violência e de dano contra o patrimônio. Ele disse que em SÃO PAULO uma investigação em andamento está “bem avançada” para identificar os líderes desses grupos.

Alvo de uma operação que prendeu dez pessoas hoje, uma quadrilha de milicianos que atua na BAIXADA FLUMINENSE (RIO) faturava até 400 mil reais por mês. Entre os dez presos está o ex-vereador de DUQUE DE CAXIAS, JONAS GONÇALVES DA SILVA, o JONAS é NÓS. O grupo que age pelo menos desde 2007, é acusado de formação de quadrilha armada para a prática de crime hediondo. Entre os mandados de prisão expedidos, sete são contra policiais militares, entre eles um oficial; cinco contra ex-policiais militares e um contra um ex-policial civil. Dois fuzileiros navais da Marinha também estão envolvidos.
A milícia é uma das mais violentas do Estado. A lista de crimes praticados pelo grupo, que atua em vários bairros de DUQUE DE CAXIAS, é extensa. As ações são cruéis e envolvem a prática de homicídios, ocultação de cadáveres, extorsões, ameaças, constrangimentos e injúrias. Além de explorar serviços de televisão por assinatura pirata, segurança clandestina e venda de gás e água, os milicianos ainda vendiam armas para traficantes e atuavam no jogo do bicho.
“Em 2010, antes da pacificação, eles venderam fuzis para traficantes do Complexo do Alemão. Descobrimos um convênio entre os milicianos e o jogo do bicho. Uma porcentagem do lucro dos apostadores iria para o bando”, disse o delegado ALEXANDRE CAPOTE. A atuação do grupo é extremamente violenta. Os que não cumprem suas ordens são primeiro ameaçados e, depois, perseguidos e mortos.

 A SÍRIA destruiu todas as instalações declaradas de produção de armas químicas, cumprindo uma meta fundamental de um ambicioso programa de desarmamento do país, confirmou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ). Agora que os equipamentos estão inoperantes, o regime sírio tem até meados de 2014 para se desfazer de todas as armas químicas.

Um menino chinês de 10 anos se suicidou ao se jogar do 30º andar de um edifício depois de não conseguir escrever uma carta autocrítica exigida pelo seu professor. O aluno da 5ª série de uma escola primária recebeu como missão escrever um pedido de desculpas de mil caracteres ao seu professor por falar em sala de aula. O educador teria dito que ele devia pular de um edifício por não conseguir completar a tarefa.

Um grupo antissistema e a polícia se enfrentaram hoje no centro de ROMA durante um protesto convocado pelo direito à habitação. Manifestantes jogaram objetos como garrafas, moedas e ovos na polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo. O confronto gerou uma pequena batalha campal na RUA DO TRITONE, onde um blindado policial foi atacado por um grupo de encapuzados, enquanto os comerciantes da região fecharam suas lojas.

Uma das mulheres que viajava no comboio de veículos transportando imigrantes do NÍGER à ARGÉLIA conseguiu caminhar até a cidade de ARLIT, a cerca de 50 quilômetros de onde os caminhões enguiçaram, deixando dezenas de mortos no deserto do SAARA. Ela, que avisou as autoridades da tragédia, está entre os 21 sobreviventes. De acordo com um policial, cinco deles caminharam no deserto para informar o ocorrido.       
O número de corpos encontrados subiu para 92, informou, hoje, o governador da província de AGADEZ do NIGER. Um pai com as duas filhas também caminhou até ARLIT, mas as crianças morreram antes da chegada.
Oitenta e sete corpos, procurados há vários dias, foram encontrados na quarta-feira, dia 30 a apenas dez quilômetros da fronteira com a ARGÉLIA. A maioria era crianças – são 48 no total. Havia ainda 32 mulheres e 7 homens.
De acordo com uma fonte de segurança, eles começaram a viagem no final de setembro e morreram no início de outubro. Os imigrantes passavam por uma rota de tráfico bem conhecida para o norte da ÁFRICA. O Exército do NÍGER encontrou há poucos dias os corpos de cinco imigrantes que pertenciam ao mesmo grupo.
Embora o número de africanos ocidentais que procuram chegar à EUROPA tenha caído nos últimos anos, a rota que cruza o SAARA ainda é usada por alguns. Mais de 32 mil imigrantes africanos chegaram ao sul da EUROPA este ano. Refugiados da guerra civil na SÍRIA têm aumentado o fluxo de imigrantes que buscam uma vida melhor na EUROPA.  

31 DE OUTUBRO DE 2014    :      -   SEXTA-FEIRA
Neste 31 de outubro vamos gozar o descanso permitido pelo Decreto governamental que mudou a comemoração do DIA DO FUNCIONALISMO que seria em 28 para esta sexta-feira. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC não funcionará portanto. Isso vem bem a calhar depois do atribulado dia de ontem, começando pela reunião da Diretoria Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões, possibilitando a redação do MANIFESTO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC AO POVO BRASILEIRO. Depois tivemos as duas sessões solenes na Câmara Municipal. A proposta pelo vereador CORONEL PM ÁLVARO BATISTA  CAMILO, concedendo o título de cidadão paulistano e a Medalha ANCHIETA ao nosso companheiro de jornada da Escola de Oficiais, CORONEL PM NILSON GIRALDI, e a proposta pelo vereador CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA, com a entrega das medalhas dos nossos núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32".
Retornei para casa por volta das 23 horas e, hoje pela manhã, sinto cãimbras nas pernas. Consigo atualizar minhas memórias e descansar também.
Prezadíssimo coronel Ventura,
Li emocionado a manifestação assinada pelo senhor, decorrente da voz coletiva dos membros da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Eu não encontraria, no texto enviado, melhores palavras para expressar os ideais do nosso glorioso Movimento Constitucionalista, que, em última análise, lutou para que o brasileiro pudesse votar para escolher seus dirigentes.
Gostemos ou não dos resultados das urnas, temos de defender o legítimo e mais sagrado dos direitos da cidadania, o voto, e assim sempre honraremos aqueles heróis que entregaram suas vidas em prol do que chamamos hoje de Estado Democrático de Direito, o grau mais elevado que uma civilização pode almejar .
Mais do que nunca, estou orgulhoso de pertencer aos quadros da nossa amada Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, tão lúcida e corajosamente presidida pelo senhor !
Continências espirituais,
                     Recruta 3e2inho

Prezada Ana e demais colegas
Estive nas últimas duas reuniões e fiquei feliz pois em ambas houve unanimidade entre os presentes. O manifesto contra o separatismo está no blog do MMDc São Pedro ( link via facebook) desde ontem a noite.
Se me permitem aproveito e trago à memória de todos passagens bíblicas que ordenam sujeição às autoridades constituídas em Lucas 7:8, Romanos 13.1 e 13.2; em Tito 3.1; em Atos 23:5, etc Para os teólogos sempre deve-se buscar no mínimo três versículos escritos por três autores diferentes na bíblia par termos certeza de que é a vontade de Deus. Neste caso não há dúvida de que Deus ordena sujeição às autoridades, não importa se estamos satisfeitos ou não.
Obedecendo a Deus somos abençoados e aproveito, sem baixo servilismo, mas com justiça, dar graças a Deus pela sabedoria que tem dado ao Coronel Mário Fonseca Ventura. Em tempos difíceis como este esta postura tem dado credibilidade à Sociedade de Veteranos de 1932, da qual sentimos todos orgulho por participar.
Bom dia e abs a todos
João Francisco de Aguiar, prof.
MMDC São Pedro
Economista
11 - 995456261 
Tiago Peggau 
15:48 (Há 2 horas)
Publicado no blog do 22º NC Santo Amaro e devidamente compartilhado no Facebook o manifesto.
Att,
Tiago Peggau
Pres. 22º NC Santo Amaro
Caríssimo Cel VENTURA, bom dia !
MANIFESTO oportuno e incisivo posicionando o real desígnio da EPOPÉIA DE BRASILIDADE PAULISTA CONSTITUCIONALISTA DE 32.
Os transgressores que o motivaram deverão repensar sua postura.
Fraternal apreço, Mariano

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (31) que concluiu investigação que aponta nove crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso cometidos por Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil que foi condenado no julgamento do mensalão e fugiu para a Itália. A investigação da PF serve de base caso o Ministério Público decida oferecer denúncia sobre o caso à Justiça.
Segundo a PF, todos os crimes foram cometidos entre 2008 e 2010, antes da fuga para a Itália, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Lages (SC). Pizzolato usou documentos que pertenciam a seu irmão, Celso Pizzolato, morto em 1978. Ainda de acordo com a polícia, a pena prevista para cada um dos nove crimes apontados pode variar de um a cinco anos de reclusão.
 
Em um dos crimes apurados pela PF, em 2008, ele solicitou passaporte em Lages em nome de seu irmão, utilizando RG e título de eleitor falsos. Em 2010, no Rio, Pizzolato requereu passaporte italiano no Consulado da Itália utilizando RG e passaportes falsos. Pizzolato também usou o título de eleitor em nome do irmão para votar nas eleições municipais de 2008, segundo informou a PF.
Prisão na Itália: Pizzolato estava preso desde fevereiro em Modena, na Itália, mas foi solto nesta terça-feira (28), quando a Corte de Apelação de Bolonha negou pedido do governo brasileiro para que o ex-diretor de Marketing do BB seja extraditado para o Brasil. O governo pedia a extradição para que ele cumpra no país a pena de 12 anos e 7 meses de prisão por crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
Após a Justiça italiana negar a extradição de Pizzolato, a PGR anunciou que vai recorrer da decisão, que pode ser revertida em última instância na Corte de Cassação de Roma. O Ministério da Justiça também informou que atuará em conjunto com a Procuradoria e a Advocacia-Geral da União em recurso contra a decisão. Mesmo que a Justiça decida pela extradição, a decisão final ainda caberá ao governo italiano.
Ao sair da cadeia, Pizzolato afirmou que sua condenação no processo do mensalão foi injusta. Questionado se tinha valido a pena ter fugido do Brasil, ele respondeu: "Eu não fugi, eu salvei minha vida. Você não acha que salvar a vida não vale a pena?", afirmou, em entrevista a jornalistas.
"Fiz meu trabalho no banco, o banco não encontrou nenhum erro no meu trabalho. O banco sempre disse que não sumiu um centavo. Não é um banco pequeno, é o maior banco da América Latina, é um banco que tem um enorme sistema de controle", disse.
Pizzolato fugiu para a Itália em setembro do ano passado, mas foi preso em Maranello em fevereiro deste ano por uso de documento falso. Desde então, ficou preso em Modena aguardando o julgamento da extradição. Com a decisão desta terça, poderá responder ao processo em liberdade.

Um foguete atingiu o sul de Israel na noite desta sexta-feira (31) sem deixar vítimas ou danos, anunciou uma porta-voz do Exército israelense, de acordo com a agência de notícias France Presse. Segundo a porta-voz, o foguete teria sido lançado a partir da Faixa de Gaza.
"Um foguete lançado da Faixa de Gaza atingiu o setor de Eshkol, no sul de Israel", acrescentou a porta-voz, destacando que trata-se do primeiro disparo contra o território israelense desde 16 de setembro.
A porta-voz não informou qual será a reação do Exército hebreu ao disparo, que ocorreu apesar do cessar-fogo firmado após a operação militar lançada por Israel contra o movimento islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza.
Hamas e Israel fecharam no dia 26 de agosto, com a intermediação do Egito, o acordo de cessar-fogo que acabou com 50 dias de uma guerra que deixou 2.140 mortos do lado palestino - a maioria civis - e 73 do lado israelense, a maioria militares.
Palestinos muçulmanos rezam nesta sexta-feira em bairro no leste de Jerusalém, com a Esplanada das Mesquitas ao fundo (Foto: AFP PHOTO / JACK GUEZ)Palestinos muçulmanos rezam nesta sexta-feira em bairro no leste de Jerusalém, com a Esplanada das
Mesquitas ao fundo (Foto: AFP PHOTO / JACK GUEZ)
Tensão
Palestinos e israelenses vivem uma nova escalada da tensão, após ataque ao ultranacionalista judeu Yehuda Glick, em Jerusalém, seguido da morte de um palestino suspeito de cometer a agressão.
Desde o fim da guerra de Gaza em agosto, a tensão tem aumentado constantemente na parte árabe de Jerusalém, com conflitos quase diários entre as forças de segurança israelenses e manifestantes palestinos que atiram pedras e coquetéis molotov.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou o envio de reforços "significativos" da polícia a Jerusalém.
Muatez Hijazi, o palestino suspeito de matar Glick, foi morto a tiros pela polícia israelense pouco antes das 6h locais (2h, pelo horário de Brasília) desta quinta (30).
O homem de 32 anos "foi morto em sua casa no bairro de Abu Tor, Jerusalém, por uma unidade das forças especiais da polícia após uma troca de tiros", afirmou o porta-voz das forças de segurança, Micky Rosenfeld.
Para muitos moradores da área, a polícia assassinou o palestino.
Glick defendia uma campanha judaica para permitir orações no Monte do Templo, onde se encontra a Esplanada das Mesquitas, ponto sagrado da Cidade Antiga, tanto para os judeus quanto para os muçulmanos, de acordo com autoridades israelenses.
O complexo elevado de mármore e rocha é o terceiro local mais sagrado ao Islã e o mais sagrado no Judaísmo. Ele contém a mesquita al-Aqsa, do século VIII, e o Domo da Rocha dourado, onde é dito que o profeta subiu aos céus.
O estatuto da Esplanada das Mesquitas é motivo de tensão permanente. Os muçulmanos temem que o governo israelense autorize os judeus a rezar no local, o que não podem fazer até o momento. Eles suspeitam que tal permissão seria o primeiro passo para destruir as mesquitas, com o objetivo de construir o terceiro templo judaico.

2 014     :    -   SEXTA-FEIRA
Com o decreto do governador GERALDO ALCKMIN, transferindo o feriado do DIA DO FUNCIONALISMO do dia 28 de outubro para esta sexta-feira, vai possibilitar um descanso de três dias. Ontem foi um dos dias mais trabalhosos do mês, precisando fazer uma reunião extraordinária da Diretoria Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Tudo deu certo e pudemos lançar na internet o MANIFESTO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC AO POVO BRASILEIRO, sobre a conotação do Movimento Separatista com a Revolução Constitucionalista de 1932. Além da reunião tivemos duas sessões solenes na Câmara Municipal de São Paulo e consigo participar das duas, de acordo com as oportunidades que tive. O vereador CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO entregou o título de Cidadão Paulistano para o CORONEL PM NILSON GIRALDI, e o vereador CORONEL PM TELHADA protagonizou mais uma entrega de honrarias, principalmente dos núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32", da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.


A Secretaria de Segurança Pública oferece uma recompensa de trinta mil reais para quem ajudar com informações que levem à identificação e à prisão da quadrilha que tentou assaltar dois carros-fortes em AGUAÍ, no interior de SÃO PAULO, na quinta-feira, dia 30 de outubro. Na ação, os criminosos mataram o CABO PM ALAOR BRANCO JÚNIOR, enterrado hoje com honras militares.
Esta é a maior recompensa já oferecida pelo Programa de Recompensa, lançado em maio pelo governo do Estado. As denúncias devem ser feitas apenas pelo site do WEB DENÚNCIA. O sigilo é absoluto.
A portaria será publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira, dia 4 de novembro, mas o pagamento já está autorizado desde hoje. A tentativa de assalto aos dois carros-fortes colocou toda a polícia em alerta dado o poder de fogo da quadrilha.
Os assaltantes usavam coletes e capacetes à prova de balas, carro blindado adaptado para atirar pelo vidro traseiro e uma arma com calibre ponto 50, que pode derrubar até um avião.
Até agora, o Programa de Recompensa oferecia o máximo de dez mil reais para quem ajudasse a prender procurados. Esse foi o valor oferecido, por exemplo, pelo paradeiro do médico ROGER ABDELMASSIH, condenado a 278 anos de prisão por 52 estupros, que acabou preso em agosto no PARAGUAI. Ninguém recebeu a recompensa.
Outro procurado pelo programa é MÁRCIO GERALDO ALVES FERREIRA (BUDA). Sua localização vale cinco mil reais. O criminoso é suspeito de ter colaborado no planejamento e na preparação de uma tentativa de fuga de MARCO WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, líder do PCC, do Presídio P2 de PRESIDENTE WENCESLAU, no interior, onde ele está detido em regime especial.  

Um bandido foi morto por um policial militar ao reagir à prisão após tentativa de assalto na esquina da AVENIDA DO ESTADO com a Rua da FIGUEIRA, no BRÁS, no centro da capital. Após dar voz de prisão ao ladrão, um dos suspeitos reagiu e atingiu o PM com uma faca. Mesmo ferido, o soldado atirou e baleou o criminoso, que morreu no Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas. O PM continua internado e corre o risco de perder os movimentos do braço.

Uma operação policial apreendeu um arsenal na Rua VICENTE MARTINEZ, no GRAJAÚ. Foram encontradas bananas de dinamite, submetralhadora, pistolas, munições, um carregador para fuzil AR-15, coletes balísticos e toucas ninjas. Durante a operação, quatro suspeitos chegaram ao local em um veículo blindado com a intenção de resgatar o armamento, mas desistiram e fugiram. A autônoma MARIA APARECIDA DAVI, de 42 anos, foi presa.

A polícia conseguiu prender hoje quatro criminosos que invadiram uma agência do BRADESCO e fizeram oito pessoas reféns. O banco ficar na Avenida ANGÉLICA, no bairro CONSOLAÇÃO, em SÃO PAULO. Cinco homens armados entraram no banco por volta das 12:30 horas e anunciaram o assalto. Clientes e funcionários foram rendidos. A quadrilha ficou no banco por cerca de uma hora e chegou a tirar todo o dinheiro dos caixas, mas houve uma discussão entre os ladrões. De acordo com a Polícia Militar, uma parte dos criminosos queria pegar também o dinheiro do cofre e o grupo chamou a atenção de quem estava na área dos caixas eletrônicos. A polícia cercou o banco e iniciou a negociação. Os suspeitos entregaram três revólveres e uma pistola e depois se entregaram. Segundo a PM, um dos criminosos conseguiu fugir com um malote de dinheiro disfarçado entre os reféns que foram libertados.

Dois suspeitos de terem participado do latrocínio da empresária VANESSA BARONE, de 39 anos, foram presos na quinta-feira, dia 30, em EMBU DAS ARTES. RAFAEL EXPEDITO CARVALHO MENDES OLIVEIRA, 22 anos, teria sido o autor do disparo que atingiu a empresária durante um assalto na Zona Oeste da capital. Além dele, WENDEL BARBOSA DOS SANTOS, 18 anos, teria confessado participação no crime. VANESSA foi morta na frente dos três filhos no dia 15 de setembro na porta de um condomínio de alto padrão no RIO PEQUENO. Um dos filhos da empresária reconheceu o capacete usado por RAFAEL OLIVEIRA.

Duas pessoas ficaram feridas na explosão de um transformador na Avenida SÃO LUÍS, na REPÚBLICA, por volta das 16 horas. Segundo os bombeiros, o acidente ocorreu em uma obra dentro de uma galeria subterrânea, na qual passam ligações de energia elétrica e de gás e onde os dois homens trabalhavam. As vítimas sofreram queimaduras  leves, foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do TATUAPÉ, e passam bem. Equipes da COMGÁS estiveram no local e afirmaram que a explosão não foi causada por vazamentos. A ELETROPAULO  disse que as causas do incidente ainda estão sendo apuradas. Já os bombeiros confirmaram que não foi relatado cheiro de gás por pessoas que passavam pelo local no momento do acidente.

Aos 50 anos, RAFAEL SOARES, filho de JÔ SOARES, morreu nesta tarde. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da TV GLOBO. RAFAEL, que era autista, estava internado no Hospital SAMARITANO, zona sul do RIO. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, os familiares preferiram não divulgar a causa da morte. A rádio GLOBO divulgou que ele lutava contra um câncer no cérebro havia um ano. RAFAEL era filho único de JÔ e fruto do casamento do apresentador com a atriz TERESA AUSTREGÉSILO.

Mais de 200 corpos de iraquianos que combatiam o ESTADO ISLÂMICO foram encontrados em covas coletivas hoje. Segundo as autoridades, as vítimas devem ter sido assassinadas nos últimos dias. Cerca de 150 seriam integrantes da tribo sunita ALBU NIMR capturados em RAMADI na noite de quarta-feira, dia 29. Líderes tribais disseram que as vítimas estão os mais de 300 homens entre 18 e 55 anos feitos reféns pelo grupo extremista que já conquistou extensas áreas na SÍRIA e no IRAQUE.

Um juiz americano emitiu hoje uma ordem provisória para que a enfermeira KACI HICKOX, que atendeu pacientes com EBOLA em SERRA LEOA, cumpra um período de quarentena forçado, depois de ela ter ignorado autoridades e saído de casa para andar de bicicleta. CHARLES LAVERDIERE, juiz presidente da corte distrital do MAINE, determinou que HICKOX seja submetida a "monitoramento ativo direto" e "não compareça a locais públicos" como shopping centers, cinemas e locais de trabalho, mas permite que a enfermeira participe de "atividades públicas sem reunião de pessoas", como caminhar ou correr no parque, desde que mantenha distância de um metro de qualquer indivíduo. Vários estados norte-americanos decidiram impor medidas restritivas para prevenir a transmissão do vírus. O surto de EBOLA que atinge a ÁFRICA OCIDENTAL já causou a morte de 4.922 pessoas, de acordo com a última atualização da OMS, a maioria da LIBÉRIA, GUINÉ-CONACRI e de SERRA LEOA.

A onda de manifestações que tomou conta de BURKINA FASO, país no oeste africano que vivia sob o mesmo regime há 27 anos, fez com que o presidente BLAISE COMPAORÉ renunciasse. Com isso, o comandante das Forças Armadas do país, GENERAL HONORE TRAORE, assumiu o poder hoje. Os violentos protestos contra COMPAORE, que tomou o poder em um golpe em 1987, começaram ontem, quando manifestantes invadiram o Parlamento e a televisão estatal. Hoje, os protestos continuaram com milhares de manifestantes nas ruas da capital OUAGADOUGOU. Como não havia qualquer sinal de apoio internacional a seu favor, COMPAORÉ renunciou. "Eu declaro a vacância de poder com vistas a permitir uma transição que deve culminar com eleições livres e transparentes em um período máximo de 90 dias!, disse o ex-presidente em uma declaração lida no rádio e na televisão. A imprensa afirmou que um comboio armado supostamente levando COMPAORÉ foi visto em direção à cidade de PO, no sul do país, perto da fronteira com GANA.
Depois da renúncia, houve comemoração nas ruas da capital, mas a empolgação diminuiu quando ficou claro que o general seria empossado. A Constituição de BURKINA FASO diz que quando o presidente renuncia, o chefe da Assembléia Nacional deve assumir o cargo, mas o Parlamento já havia sido dissolvido por TRAORE ontem.
"Considerando a urgência de salvar a nação, eu decidi que vou assumir a partir de hoje a responsabilidade de chefe de Estado", disse TRAORE, em entrevista coletiva, na qual afirmou que vai prosseguir "sem demora com consultas com todas as partes do país, de modo a iniciar o processo de retorno à ordem constitucional o mais rápido possível".

2 015   :     -   SÁBADO 
Vamos descansar dos últimos acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Tenho tempo para colocar minhas memórias em dia, acertando muita coisa em minha biblioteca. Recebo várias mensagens pela internet:
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
Leio no Jornal O Estado de S.Paulo : - O DESPERTAR DE UMA LUTA PATRIÓTICA ".
Verberada pelo Gen ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO Ex- comandante Militar do Sul.
Atendendo-se ao quadro negativista, instaurado pelo lulo-petismo contrariando a ANISTIA AMPLA GERAL E IRRESTRITA que objetivou a UNIÃO DA FAMÍLIA BRASILEIRA, de fato urge uma tomada de posição consciente uma vez que, em verdade, proclamou-se uma verdadeira "caça às bruxas", por uma facção cuja prática da CORRUPÇÃO solapa a operosidade do povo, arrastando a nacionalidade para o caos. Estamos diante de um dilema ou revitalizamos nossas INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS com ORDENAMENTO JURÍDICO que atenda ao século XXI, e para tal é preciso varrer a mentabilidade de favorecimento ilícito, ou seremos cúmplices enterrando as gerações futuras.
PARABÉNS AO GEN MOURÃO, o alerta lançado, creio, despertará em futuro oportuno e próximo a NACIONALIDADE para uma nova MENTALIDADE.
MARIANO TAGLIANETTI / Advogado Constitucionalista.

O SÃO PAULO precisou de apenas um jogo para apagar a eliminação vexatória para o SANTOS na COPA DO BRASIL. Em duelo direto pelo G4 do Campeonato Brasileiro, o time venceu o SPORT com enorme tranquilidade. Fez 3 a 0. O time retomou o quarto lugar no campeonato.

Depois de 23 anos sem acompanhar de perto a Fórmula 1, os torcedores mexicanos puderam ver os pilotos da principal categoria de automobilismo do mundo em atuação hoje. No treino classificatório para o GP DO MÉXICO, o alemão NICO ROSBERG, da MERCEDES, fez a pole position. O britânico LEWIS HAMILTON, que já conquistou o título por antecipação, larga logo atrás, enquanto o alemão SEBASTIAN VETTEL, da FERRARI, será o terceiro. Sem grandes pretensões no campeonato, FELIPE MASSA, da WILLIAMS, sai em sétimo, enquanto seu xará FELIPE NASR, da SAUBER, larga da 17ª posição. A corrida começa amanhã às 17 horas (de BRASÍLIA).

O piloto ANDRÉ TEXTOR morreu após a queda do seu avião de acrobacias, em SALVADOR (BAHIA), durante apresentação no orla da cidade, nesta tarde. Segundo a Aeronáutica, a aeronave esquadrilha TEXTOR AIR SHOW, formada por três aviões, participava de um evento perto do FAROL DA BARRA. Vídeos mostram que, depois de um looping, ocorre uma explosão. O avião perde atitude e desaba no mar.

Pelo menos 30 criminosos fizeram um arrastão nesta madrugada na orla de SANTOS, no litoral de SÃO PAULO. De acordo com a polícia, 14 vítimas, todos adolescentes registraram boletins de ocorrência. Dez suspeitos já foram detidos. De acordo com a PM, a ação foi entre os canais 1 e 3.

O grupo terrorista EI (ESTADO ISLÂMICO) assumiu hoje, no TWITTER, ter derrubado o avião da Companhia aérea russa METROJET, nas montanhas da PENÍNSULA DO SINAI, localizada no EGITO. Todas as 224 pessoas a bordo morreram.
Apesar da declaração do braço egípcio do grupo jihadista, análises preliminares do local do acidente indicam falha técnica na aeronave. Conforme o espaço aéreo do país, o piloto havia reclamado de problemas técnicos nos equipamentos de comunicação e pedido autorização para aterrissar no terminal mais próximo. Além disso, o ministro russo de Transportes, MAXIM SOKOLOV, afirmou que a declaração do EI não é confiável.
"Os soldados do Califado foram capazes de derrubar um avião russo na província do SINAI que transportava mais de 220 cruzados que foram mortos", postou o grupo extremista. O motivo seria uma retaliação à intervenção russa na SÍRIA, país onde os jihadistas tomaram grande parte do território.
Por precaução, duas das maiores companhias aéreas da EUROPA, LUFTHANSA e AIR FRANCE - KLM, suspenderam os voos sobre o SINAI.
O AIRBUS A-321 saiu do balneário egípcio de SHARM EL-SHEIKH, na região do MAR VERMELHO, para SÃO PETERSBURGO, na RÚSSIA, levando 217 passageiros, entre eles, 138 mulheres, 62 homens, 17 crianças, além de sete tripulantes. De acordo com a agência de notícias REUTERS, 214 eram russos e três ucranianos, muitos deles turistas de um resort.
As caixas pretas foram recuperadas e vão ajudar a entender porque após 23 minutos de voo, o avião desapareceu dos radares, despencado instantes depois, logo após o amanhecer. O AIRBUS estava em serviço havia 18 anos. "Nós rastreamos uma queda de 5 mil pés (1.524 mil metros) em um minuto e depois perdemos contato", disse MIKAIL ROBERTSON, do serviço de rastreamento RADAR 24, à BBC.


2 016   :    -        SEGUNDA-FEIRA
Está marcado o retorno à periodontia, no Centro Odontológico, para às 10:30 horas. Saio de casa por volta das 9 horas. GUARULHOS foi palco do segundo turno ontem e GUTI venceu com larga margem de votos ELI CORREA FILHO. Acaba o reinado do PT em GUARULHOS.
No Centro Odontológico, vamos encontrar muitos oficiais e praças já reformados. Entre eles o CORONEL PM OCTAVIO GOMES DE OLIVEIRA e o CORONEL PM JAIR PACCA DE LIMA. O OCTÁVIO conversa um bom tempo comigo. Diz que não tem mais ido aos eventos da Polícia Militar. A 1º TENENTE Dent PM atende-me na periodontia. O retorno será somente a 26 de abril de 2017.
Passo pelo MUSEU MILITAR. MARINEI CHALUB está dispensada até dia 3 de novembro. Faz falta. No pouco tempo que permaneço na sala de uso do MMDC, atendo vários telefonemas, quase todos procurando por ela.
Vou almoçar num restaurante da PRAÇA JOÃO MENDES. Estão comigo o FERREIRA e o COLOMBO. Conversamos sobre a “lavada” que o PT levou nessas eleições municipais. Aguardamos os resultados da OPERAÇÃO LAVA JATO, que deverá levar para a cadeia altos figurões desse partido.
Passo pela antiga sede do MMDC, na Rua ANITA GARIBALDI. Ali funciona a FUNDABOM. Apesar do tempo já transcorrido da mudança da sede do MMDC para o OBELISCO DO IBIRAPUERA (8 de dezembro de 2014), várias correspondências são encaminhadas para o antigo endereço.
Com o tempo ameaçando chuva, retorno para GUARULHOS, ainda com muito calor. Aos poucos a temperatura vai caindo e, já tendo chegado em casa, cai uma chuva que não assusta.
Pelé não consegue mais andar, diz site
Pelé não consegue mais andar, diz site
PUBLICIDADE
Uma bomba do mundo esportivo foi divulgada neste domingo, 30, pelo jornal carioca 'O Globo', através da coluna 'Gente Boa'. A publicação escreveu que o rei do futebol Pelé, um dos maiores atletas da história da seleção brasileira, não está conseguindo mais caminhar.Nem mesmo com o auxílio de uma bengala, o ex-atleta consegue se erguer. Muita gente lamentou a notícia e desejou positividade para Pelé. Outros lembraram do que o ex-jogador fez no início dos anos 2000, quando se recusou a conhecer a própria filha, Sandra Arantes, que nem em seu leito de morte recebeu a visita do pai.
Ela morreu de câncer no ano de 2006. Na ocasião, o ex-jogador não foi nem mesmo ao enterro de Sandra, que foi ex-vereadora no município de Santos, em São Paulo. Ele enviou uma coroa de flores no nome de sua empresa. Sandra, antes de morrer, passou seis anos brigando na justiça para ser considerada filha do ex-atleta. 
A reportagem do jornal 'O Globo' diz que o atleta do século não está mais conseguindo andar nem mesmo por alguns metros. A dificuldade dele também existe para a permanência de pé. Em agosto, ele se recusou a acender a pira olímpica, no Maracanã. A recusa foi anunciada poucas horas antes de acontecer a cerimônia dos jogos no maior estado do país.
Já naquela oportunidade, a assessoria de Pelé informava que ele não estava bem e que o ex-comentarista não queria aparecer em público em um momento de tamanha homenagem, mostrando que está debilitado. Quem acendeu a pira foi o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que nos jogos da Grécia foi tirado da prova por um ex-padre, mas retornou para as ruas gregas e terminou a maratona, chegando em terceiro lugar. 
Em 2012, de acordo com o site 'Notícias ao Minuto', Edson Arantes do Nascimento passou por uma cirurgia no quadril mal sucedida. Na ocasião, muitas especulações foram feitas, até de que Pelé teria passado por um erro médico. No entanto, o ex-atleta passou por uma nova cirurgia, que infelizmente não foi capaz de fazê-lo ter a mobilidade desejada.  #Futebol #Pelé

DIADEMA, no ABCD, foi a primeira cidade do país a ter um prefeito eleito pelo PT, em 1982, e manteve com o partido um casamento bastante longo, de 30 anos.
Foi na cidade que a sigla lançou políticas que acabaram reconhecidas em todo o país, e até no exterior, como a legislação que prevê o fechamento de bares às 23 horas, para combater a criminalidade.
Até mesmo os inimigos políticos admitem que o partido deixou como legado, em DIADEMA, a queda de 91% no número de homicídios por conta da medida. Houve também, asseguram os moradores, melhora nos índices de saúde e educação. O programa DIADEMA MAIS EDUCAÇÃO, por exemplo, elevou a carga horária nas escolas. Mas nada disso foi suficiente para manter a legenda no poder: desde 2013 a cidade é dirigida pelo ex-vereador LAULO MICHELS, do Partido Verde, que se reelegeu agora.
“Eu achava que o único lugar em que o PT dava certo era DIADEMA”, disse hoje a aposentada IRACEMA FERNANDES. “Mas as coisas começaram a não andar bem por aqui e, já na eleição de 2012, descobrimos que o PT já não era mais o mesmo. Havia vida além do Partido dos Trabalhadores”, concluiu.
Outro morador, o comerciante CARLOS SANTOS, que trabalha numa banca de jornais, acrescenta que, além da piora nas administrações petistas, pesaram para a substituição da legenda no município os escândalos nacionais de corrupção. “Quando o partido perdeu, em 2012, havia o mensalão. Agora é a LAVA JATO. Isso, somado ao déficit monumental que o PT deixou em DIADEMA, fez com que ele fosse escorraçado daqui”.

O motorista LUCAS LUÍS DOS SANTOS SILVA, de 21 anos, foi morto na tarde de domingo, dia 30 de outubro, em SANTO ANDRÉ, no ABCD, vítima de um disparo de arma de fogo. Familiares acusam policiais militares da ROCAM de terem acertado o jovem, que estava na calçada conversando com um amigo, logo após ter ido votar.
Segundo testemunhas, os agentes perseguiam uma moto na Rua FERNANDO DE NORONHA, VILA SACADURA CABRAL, quando dispararam. A vítima, que chegou a ser socorrida na Unidade de Pronto Atendimento do bairro, deixou mulher e dois filhos, de 1 e 3 anos.
Conforme depoimento de moradores do bairro, LUCAS se dirigia para a casa de uma tia quando os policiais passaram. Um grupo de pessoas que estava na rua ao lado começou a lançar pedaços de pedras e madeiras nos agentes.
Um dos policiais, conforme o relato de quem viu a cena, parou sua moto, e atirou. A bala acertou o pescoço de LUCAS. Em protesto, a população do local incendiou um carro na Avenida PRESTES MAIA no fim da tarde.
“Deixou uma família triste. Agora nem sei o que vai ser. A gente só quer justiça”, disse RENATA ALVES, mulher de LUCAS, ao SPTV, da TV GLOBO.
No boletim de ocorrência, registrado no 4º DP DE SANTO ANDRÉ, os três PMs ouvidos disseram que estavam fazendo patrulhamento de rotina quando cruzaram com dois homens em uma moto preta, que fugiram ao avistá-los.
Um deles disse ao delegado que algumas pessoas deram chutes em sua moto na tentativa de derrubá-lo. Ele, assim como os parceiros, negaram ter atirado ou ouvido tiros.
A SSP informou que os policiais militares envolvidos na ocorrência foram afastados das ruas. O comando da PM de SANTO ANDRÉ instaurou um inquérito policial militar para apurar os fatos e as armas dos agentes foram apreendidas para serem periciadas. Só esse exame vai comprovar se o tiro que matou o motorista saiu mesmo da pistola ponto 40 de um dos policiais.
A derrota do PT no ABCD é reflexo da crise nacional pela qual passa o partido, em função da  OPERAÇÃO LAVA JATO. O desgaste do PT e do governo petista bateu à porta do ABC. Mas é mais que isso: o mito do ABC vermelho deixou de ser realidade pelo próprio sucesso, em certa parte, do que aconteceu ali. Ou seja, os ex-operários ascenderam e viraram classe média. Uma classe média em certa conta conservadora, fascinada com as propostas privatizantes, que passou a apoiar candidatos com um discurso voltado para a boa gestão. Isso justifica ter ganhado a eleição em SÃO BERNARDO DO CAMPO, por exemplo, o candidato ORLANDO MORANDO, do PSDB, exatamente com esse discurso.

Um adolescente de 15 anos morreu afogado quando nadava em um lago no Parque Ecológico do TIETÊ, na zona leste, entre o bairro de SÃO MIGUEL PAULISTA e o município de GUARULHOS, nesta tarde.
A PM informou que recebeu um chamado às 13:38 horas. O garoto chegou a ser socorrido, mas morreu no local às margens da lagoa.
Em nota, o Departamento de Águas e Energia Elétrica, gestor do parque estadual, disse lamentar o acidente e que o afogamento ocorreu na área do parque, já no município de GUARULHOS.
O texto ainda afirma que a prática de natação “em qualquer lago dentro do terreno do Parque Ecológico do TIETÊ é proibida”, e que o caso ocorreu em um lago que fica dentro da área de preservação, de acesso restrito e distante do núcleo de lazer. Os lagos do parque servem de bacia de acumulação de água, para que não haja enchentes na MARGINAL TIETÊ.

O sonho de jogar a LIBERTADORES de 2017 praticamente acabou para o SÃO PAULO. Na ARENA INDEPENDÊNCIA, o TRICOLOR perdeu pela primeira vez na história para o AMÉRICA MINEIRO, por 1 a 0, e, ironicamente, viu a vaga para o torneio continental se afastar.
Com 42 pontos, o time caiu para a 12ª colocação, sendo ultrapassado pela CHAPECOENSE, que empatou com o CORINTHIANS. Justamente o TIMÃO será o próximo rival, no MAJESTOSO de sábado, no MORUMBI. 

Um acidente entre um ônibus e um caminhão na rodovia PR-323, na altura do município de CAFEZAL DO SUL, noroeste do PARANÁ, matou 20 pessoas e deixou outra dez feridas, nesta manhã.
Entre os mortos estão o motorista do caminhão e 19 passageiros que estavam no ônibus. Uma das vítimas, que estava no ônibus, chegou a ser socorrida no local, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória. Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe de resgate tentou reanima-la por mais de uma hora, mas ela não resistiu aos ferimentos. As outras vítimas morreram carbonizadas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual do PARANÁ, o ônibus pertencia à Secretaria Municipal da Saúde da cidade de ALTÔNIA. O veículo seguia sentido a UMUARAMA e bateu de frente com o caminhão que trafegava em sentido contrário. Após a colisão, o ônibus foi arrastado pelo caminhão e pegou fogo, ficando completamente destruído.
A empresa LATCO, proprietária do caminhão, informou que o motorista seguia da cidade de CRUZEIRO DO OESTE para MARIPÁ. O condutor havia descarregado uma carga de leite e voltava para casa. Ele estava sozinho no veículo, ainda segundo a empresa.
De acordo com ÉDSON DOS SANTOS SOUZA, secretário da Saúde da cidade de ALTÔNIA, o ônibus levava pacientes para o Hospital dos Olhos de UMUARAMA. Parte dos passageiros do ônibus seria submetida a uma cirurgia de catarata e os demais eram acompanhantes.
“Foi fechado um dia no hospital para levar esses pacientes. O ônibus saiu de ALTÔNIA por volta das 5:30 horas e, no meio da caminho ocorreu o acidente”, detalhou o secretário da Saúde ao portal G1. SOUZA ainda disse que o ônibus foi adquirido pelo município em 2015.
O prefeito de ALTÔNIA, AMARILDO RIBEIRO NOVATO, decretou luto oficial por três dias e disponibilizou o Ginásio de Esportes da cidade à famílias das vítimas para o velório.
Segundo o IML de UMUARAMA, apenas dois corpos foram identificados hoje. Os outros 18 vão precisar passar por exames de DNA antes de ser liberados. O IML coletou sangue de familiares das vítimas para análises genéticas.
Os exames serão feitos no Instituto de Criminalística de CURITIBA em caráter emergencial e devem ficar prontos entre 30 e 40 dias. Somente após os resultados os corpos devem ser liberados para os parentes.
Segundo o hospital, os feridos possuem queimaduras de diferentes graus, mas não corriam risco de morrer.

O senador JOSÉ MEDEIROS provocou uma discussão no plenário do Senado hoje ao afirmar que boa parte dos alunos que está ocupando escolas pelo país para protestar contra a reforma do ensino médio e a PEC do teto de gastos aderiu ao movimento “para fumar maconha”.

O ministro da Fazenda, HENRIQUE MEIRELLES, afirmou hoje que o governo não prevê aumento de impostos, uma vez que busca limitar as despesas com a PEC (PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO) que impõe um teto para os gastos públicos. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados em dois turnos e, atualmente, está em análise no Senado. O parecer do relator, senador EUNICIO OLIVEIRA, pela aprovação do texto, será apresentado amanhã. A PEC estabelece que as despesas da União só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior.  

A região central da ITÁLIA voltou a registrar tremores que deixaram um rastro de destruição. A mesma área já havia sido atingida por outro tremor no fim de agosto, que atingiu cidades e vilarejos, matando 300 pessoas. O novo tremor, de magnitude 6,6, não causou nenhuma morte, mas dezenas ficaram feridos, sem gravidade, informou a Defesa Civil italiana.  
O chão balançou em Ancona, Perúgia e em alguns pontos da capital, Roma. Os tremores de terra estão ocorrendo sem interrupções na zona central da Itália desde o dia 24 de agosto, quando houve o primeiro grande terremoto, que destruiu a cidade de Amatrice.
Quando o plano de reconstrução já estava em andamento, outros terremotos de menor magnitude sacudiram a zona central da Itália nas últimas semanas, culminando com o tremor de 6,5 graus do último domingo, que deixou rastros de destruição principalmente em Nórcia. "Tudo está desabando aqui. O que ainda não desabou corre o risco de desabar. A cidade está devastada", disse o prefeito de Castelsantangelo del Nera, Mauro Falcucci.
"Felizmente, a última família que tinha uma casa habitável se convenceu a ir embora. Restam apenas cinco agricultores, os quais não podem se afastar de seus rebanhos", explicou o político, pedindo, porém, "medidas urgentes" para abrigar toda a população em tendas montadas pelas ruas.
As autoridades italianas ainda não têm um balanço oficial do número de desabrigados. Somente na região de Marcas, fala-se em 25 mil pessoas, sendo que 21 mil estariam somente na província de Macerata.
Na Umbria, calcula-se que haja 5 mil desabrigados, enquanto em Abruzzo, a estimativa é de 3 mil. Na região do Lazio, seriam 800 italianos sem-teto. Até o momento, cerca de 300 pessoas morreram, todas no terremoto de 24 de agosto. Os abalos sísmicos sucessivos não provocaram vítimas.