sexta-feira, 15 de agosto de 2014

12 DE AGOSTO DE 2014 - TERÇA-FEIRA

D I A    D O  Z  E    D E   A  G  O S T O    D E    2 014     –     T E R Ç A - F E I R A
77 anos, 7 meses e 17 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
34º DIA DO ANO 65º
56 anos e 69 dias na PMESP
55 anos e 182 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 774 dias – 474 580 horas.
50 anos e 340 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 152 dias no Posto de Coronel – 316 meses e 30 dias.
3 anos e 36 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 701 dias CORONEL - 22 anos e 242 dias na reserva.
10 257-248 056                        9 701-233 304                                 10 001-240 764.
DIA DE SANTO EUPLÚSIO. Obedecendo a um impulso excepcional da graça divina, apresentou-se voluntariamente ao tribunal de CATÂNIA, na SICÍLIA, e professou sua fé em JESUS. Por não aceitar renunciar à sua fé sofreu vários tormentos e foi decapitado.
DIA DE TITO ALENCAR. Religioso dominicano, nasceu no dia 14 de setembro de 1945 no CEARÁ, BRASIL. Era militante da Juventude Estudantil Católica. Foi preso no mesmo dia em que CARLOS MARIGHELA foi assassinado. Foi torturado no DOPS, o que o destruiu e o levou ao suicídio em 1974. 

DIA NACIONAL DAS ARTES
DIA DO CORTADOR DE CANA

2044 a. do suicídio da rainha do EGITO, CLEÓPATRA, em 12 de agosto de 30 a.C. Conhecida pela sensualidade, ela era de origem macedônica e herdou o trono quando tinha 18 anos. Seu marido, o militar romano MARCO ANTÔNIO, também se matou. Essa foi a saída do casal para escapar das punições de OTAVIANO, o novo líder de ROMA, vencedor da disputa pela hegemonia do império com MARCO ANTÔNIO. 
2002 a. nasce GAIUS CAESAR GERMANICUS, em 12 de agosto de 12, mais conhecido como CALÍGULA, apelido que ganhou durante a infância e que significa “pequena bota”. Durante os quatro anos em que foi imperador romano, entre 37 e 41, CALÍGULA praticou execuções cruéis e grandes orgias e tomou atitudes estranhas, como nomear seu cavalo favorito para senador. Acabou assassinado por membros do governo.
468 a. morre FRANCISCO DE VITÓRIA, espanhol considerado o fundador do Direito Internacional, em 12 de agosto de 1546.
216 a. na manhã de 12 de agosto de 1798, onze boletins manuscritos foram afixados em locais públicos da cidade de SALVADOR, convocando a população para uma “revolução” que implantaria a “República Bahinense”. No boletim intitulado “Aviso”, a população era informada que 676 pessoas haviam aderido ao movimento que implantaria o novo regime e acabaria com o jugo da dominação portuguesa e a abusiva cobrança de impostos no BRASIL, entre outras medidas que assegurariam o incentivo para o comércio do pau-brasil, tabaco, açúcar e os demais gêneros de negócio. No mesmo dia, o governador da BAHIA, dom FERNANDO JOSÉ DE PORTUGAL E CASTRO, ordenou que se abrisse uma investigação para descobrir quem eram os autores de tão “odiosa empresa”. Poucos dias depois, utilizando um método singular que comparou a caligrafia dos boletins com algumas petições que se encontravam na Secretaria de Estado e Governo do BRASIL, os desembargadores do Tribunal da Relação da BAHIA ordenaram a prisão do pardo livre e requerente de causas DOMINGOS DA SILVA LISBOA.
A prisão de LISBOA, porém, não interrompeu a agitação. Em 20 de agosto do mesmo ano duas cartas consideradas igualmente “sediciosas” pelas autoridades foram encontradas na Igreja do CARMO. Assinadas pelos “Anônimos Republicanos”, uma carta foi dirigida ao próprio governador, comunicando que ele tinha sido escolhido para ser o chefe do Supremo Tribunal do que seria a “República Bahinense”. A outra carta foi dirigida ao prior dos carmelitas, nomeando-o chefe da Igreja.
Uma reunião no campo do DIQUE DO DESTERRO foi abortada pelas autoridades locais, e o esboço de uma “República Bahinense” foi uma jura que morreu sem oração na manhã de 8 de novembro de 1799, quando quatro homens livres, pobres e pardos foram enforcados e esquartejados em praça pública. Condenados por serem os “cabeças” da “projetada revolução”, os alfaiates MANUEL FAUSTINO e JOÃO DE DEUS DO NASCIMENTO, e os soldados LUCAS DANTAS DO AMORIM e LUIZ GONZAGA DAS VIRGENS E VEIGA são considerados os protagonistas do movimento que ficou conhecido como a CONJURAÇÃO BAIANA DE 1798. 
209 a. tropas mandadas por SANTIAGO LENFERS reconquistam BUENOS AIRES para os ingleses e fazem prisioneiro o GENERAL WILLIAM BERESTFORD e 1.200 homens, em 12 de agosto de 1806.
198 a. do decreto real assinado por D. JOÃO VI, determinando a criação da ESCOLA REAL DE CIÊNCIAS, ARTES e OFÍCIO, sob a direção de LEBRETON, em 12 de agosto de 1816.
193 a. Universidade de BUENOS AIRES é inaugurada na Igreja de SANTO INÁCIO, por iniciativa de JUAN MARTIN DE PUEYRREDÓN, em 12 de agosto de 1821.
187 a. falece o poeta e pintor WILLIAM BLAKE. Nasceu em 28 de novembro de 1757 e falece em 12 de agosto de 1827.
166 a. morre GEORGE STEPHENSON, inventor inglês da locomotiva a vapor, em 12 de agosto de 1848.
163 a. do registro da patente da máquina de costura, feito por ISAAC MERRITT SINGER, em BOSTON, nos EUA, após longa disputa com ELIAS HOWE pela paternidade do equipamento, em 12 de agosto de 1851. Acreditava-se que a capacidade de fazer costuras contínuas do instrumento iria revolucionar a produção têxtil do mundo, como realmente aconteceu.
148 a. nasce o escritor espanhol JACINTO BENAVENTE, em 12 de agosto de 1866. Ganhou o PRÊMIO NOBEL em 1922.
133 a. nasce CECIL B. DE MILLE, produtor norte-americano de cinema, em 12 de agosto de 1881.
126 a. União Geral dos Trabalhadores (UGT) é criada em BARCELONA, durante o Congresso de Sociedade Operária, em 12 de agosto de 1988.
117 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR: Em aditamento à notícia que publicamos sobre a diligencia policial em que foi morto o célebre facínora GREGÓRIO BISPO, soubemos que este celerado chamava-se GREGÓRIO DE ANDRADE, porém, que usava dos nomes supostos de ANTÔNIO RAMOS, JOSÉ BOIADEIRO e DENTE DE OURO.
Parecia um tipo de romance de PONSON DE TERRAIL ou XAVIER DE MONTEPIN!...Antes de ser visto pela escolta esteve acoitado nas casas do CAPITÃO JOSÉ ANTÔNIO DE ANDRADE e de JOAQUIM RODRIGUES DE OLIVEIRA, na Fazenda da BELA VISTA.
O doutor JOSÉ PIZA, ativa autoridade que servia nesta diligencia, regressou hoje a esta capital e trouxe a dentadura desse criminoso, encontrada numa algibeira, e um anel.
Ao que nos dizem a colônia espanhola vai realizar uma reunião a fim de tratar de levar a efeito as exéquias solenes em homenagem ao pranteado homem de Estado, o MARQUÊS CANOVAS DEL CASTILLO, há pouco assassinado por um anarquista.
Começam no ITAPEMA, SANTOS, as obras do novo hospital de isolamento destinado ao serviço de imigração.
Entre o grande número de vidas ceifadas pela selvageria dos conselheiristas, figura a do distinto TENENTE-CORONEL EMYGDIO DANTAS BARRETO, comandante de uma brigada. Prestou serviços à Pátria desde 1865 em que foi combater no PARAGUAI; também lutou no PARANÁ e no RIO GRANDE DO SUL.   
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 12 de agosto de 1898: escrevem-nos: “Voltamos mais uma vez a tratar da conveniência da mudança da delegacia fiscal do Tesouro Nacional, neste Estado, para o centro comercial da cidade. Já em tempos demonstramos que o fim para que foi construído o edifício onde se acha atualmente aquela repartição e as suas condições não correspondem às necessidades da delegacia e por esse fato aqui estamos a insistir pela mudança”.
Foram conclusos ao doutor JOÃO THOMAZ DE MELLO ALVES, juiz de direito da vara comercial, os autos da Companhia BRAGANTINA de Estrada de Ferro.
Sabe-se que na BAHIA e em PERNAMBUCO estão preparados festejos para a recepção do doutor CAMPOS SALLES. Na capital da BAHIA o presidente eleito receberá um valioso mimo e um banquete por parte do governo do Estado.
Está concluído o protocolo da paz, aguardando-se a autorização do governo espanhol para o senhor CAMBON assiná-lo logo que sejam aceitas as bases da paz.
O DOUTOR GOUVEA FILHO, médico em MANAUS, subvencionado pelo governo com cinqüenta mil francos, para desempenhar uma comissão estadual. 
111 a. Czar NICOLAS II ordena a criação de um protetorado no EXTREMO ORIENTE, em 12 de agosto de 1903. O JAPÃO protesta por causa da presença de tropas russas Na CORÉIA.
111 a. o Senado da COLÔMBIA se nega a ratificar o TRATADO DE HAY-HERRÁN, que estabelecia o arrendamento nos EUA de uma faixa do território do istmo do PANAMÁ para construírem um canal e ter seu uso exclusivo para construírem um canal e ter seu uso exclusivo por cem anos, em 12 de agosto de 1903. Os EUA organizaram uma rebelião no PANAMÁ que, depois da intervenção de tropas norte-americanas, culminou com sua independência.
109 a. presidente argentino, MANUEL QUINTANA, sai ileso de um atentado terrorista preparado por um anarquista, em 12 de agosto de 1905.
108 a. judeu ALFRED DREYFUS deixa a prisão depois de receber o perdão do governo francês, em 12 de agosto de 1906. O capitão de artilharia foi vítima de preconceito e seu caso gerou um dos mais calorosos debates intelectuais do século XX.
107 a. nasce MIGUEL IORGA, escritor português, em 12 de agosto de 1907.
106 a. nasce o GENERAL OCTÁVIO MENDES DE OLIVEIRA, em 12 de agosto de 1908. Falece em 3 de março de 1988.
106 a. restos mortais do conquistador espanhol de PORTO RICO, JUAN PONCE DE LEON, são transportados do Convento de SANTO TOMÉ DE AGUINOA para a Catedral de SÃO JOÃO, em 12 de agosto de 1908.
106 a. fábrica FORD MOTOR COMPANY DE DETROIT (EUA) coloca no mercado o primeiro modelo de automóvel FORD7 333, no dia 12 de agosto de 1908.
104 a. nasce o ex-combatente da Revolução de 32, NELSON DE LIMA GOYANO, em 12 de agosto de 1910. Falece em 16 de julho de 2001.  
103 a. nasce o artista cômico mexicano MÁRIO MORENO – CANTINFLAS, em 12 de agosto de 1911.
103 a. Na secretaria geral da prefeitura municipal está aberta concorrência pública para o arrendamento do restaurante e das salas de Buffet do TEATRO MUNICIPAL, a inaugurar-se no próximo mês de setembro. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 12 de agosto de 1911.
102 a. nasce o ex-combatente de 32, JOSÉ GAMBERONI, em 12 de agosto de 1912. Pertenceu ao Regimento de Cavalaria “9 de Julho”.
102 a. nasce SAM FULLER, cineasta norte americano, em 12 de agosto de 1912.
101 a. nasce JOSÉ CUNHA DE OLIVEIRA em 12 de agosto de 1913, em AMPARO, SÃO PAULO. No início de década de 1940 fez o curso de Ciências Contábeis na PUC e, no final da década de 1950 fez Direito pela primeira turma da Faculdade de Direito de BAURU/SP. Foi funcionário público municipal e AMPARO e MARÍLIA e advogado trabalhista em MARÍLIA. Falece em 23 de setembro de 1983 em AMPARO.
Foi voluntário no Batalhão 23 de Maio na Revolução Constitucionalista de 1932. Lutou na “frente mineira” (POUSO ALEGRE, ELEUTÉRIO, SOCORRO, ITAPIRA ‘MORRO DO GRAVI’, BRUMADOS, e AMPARO ‘na sua defesa e tentativa de retomada)
(esses dados foram fornecidos por MAURI OTAVIO CAMARGO CUNHA, seu filho).
100 a. nasce LUÍS MORENO, cantor espanhol, em 12 de agosto de 1914.
100 a. FRANÇA e INGLATERRA declaram guerra contra o Império Austro-Húngaro, em 12 de agosto de 1914.
  86 a. primeira escola de samba, denominada DEIXA FALAR, foi fundada por sambistas do bairro de ESTÁCIO DE SÁ, no RIO DE JANEIRO, em 12 de agosto de 1928.      
  85 a. nasce o Cel. Ref. ADÃO SOARES DA SILVA. em 12 de agosto de 1929.
  82 a. falece ORLANDO ALVARENGA, um dos onze rapazes feridos em 23 de maio de 1932.  Morreu na Casa de Saúde SANTA RITA em 12 de agosto daquele ano. Estava com 32 anos de idade. Nasceu em MUZAMBINHO (MG). Em SOROCABA, um grupo de historiadores achou de contradizer a história e forçou a colocação do A de ALVARENGA na tradicional sigla MMDC, criando muita confusão em 2004, sendo motivo de viva repulsa por parte da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que em reunião do CONSELHO SUPREMO, por unanimidade de votos, foi rejeitada uma esdrúxula lei assinada pelo governador, sem conhecer a história, indo na conversa de um deputado sorocabano que enfiou por goela abaixo de GERALDO ALCKMIN um projeto de lei criando o fantasma do MMDCA. Em 13 de julho de 1932, ALVARENGA deu entrada no Hospital SANTA RITA, em situação gravíssima, com um tiro que lhe seccionou a medula espinal. Surge aí uma controvérsia que esse tiro não seria aquele que ele recebera em 23 de maio, pois a gravidade do ferimento não possibilitaria sua existência durante o tempo transcorrido entre 23 de maio a 13 de julho. Em 2009 a Sociedade Veteranos de 32-MMDC apresentou ao Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO uma petição criando o “DIA DO ALVARENGA”, em 12 de agosto, revogando a lei que criou a sigla espúria. No dia 3 de dezembro de 2009 a Lei 13.840 criou o “DIA DO ALVARENGA E HERÓIS ANÔNIMOS” revogando a anterior da criação do “MMDCA”. No dia 12 de agosto de 2010, pela Secretaria da Cultura da Prefeitura de SOROCABA, no Quartel do CPI-7, às 9 horas, o Comandante do Comando do Policiamento do Interior Sete, CORONEL PM SILVÉRIO LEME FILHO, o Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA, Professor ADILSON CEZAR, com o apoio da Prefeitura do Município, comemoraram o DIA DO ALVARENGA E DOS HERÓIS ANÔNIMOS com a entrega da condecoração que leva essa denominação.     
  79 a. inauguração do Monumento dos Heróis da Revolução de 1932 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. JOSÉ MARIA DE AZEVEDO, CÉZAR PENNA RAMOS, JOSÉ PREISZ, ARGEMIRO ALVES SYLVESTRE, ARY CARNEIRO FERNANDES, NÉLIO BAPTISTA GUIMARÃES e HERMES DE OLIVEIRA CÉZAR são os sete heróis que tombaram no cumprimento do dever e seus nomes estão inscritos num monumento à Revolução Constitucionalista de 1932, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Esse monumento, da escultora ADRIANA JANACÓPULOS, foi inaugurado no dia 12 de agosto de 1935. Outras duas obras, idênticas, foram inauguradas na FACULDADE DE MEDICINA no dia 10 de agosto, e na POLITÉCNICA no dia 18 de setembro, também em 1935.
As solenidades da inauguração solene do monumento começaram com uma missa celebrada no Pátio da Faculdade, seguida pela Festa da Tradição, alusiva ao desaparecimento do velho casarão da Faculdade, substituído pelo atual Prédio Histórico, restaurado em 2005. Às 11 horas, precisamente, foi procedida a solene inauguração do Mausoléu em memória dos 7 Acadêmicos de Direito falecidos na revolução de 1932. CYRO CHRISTIANO DE SOUZA, bacharelando desse ano de 1935, foi orador representando Alunos e Antigos Alunos. Em nome da Faculdade, acolhendo e inaugurando o monumento, falou o saudoso Professor HONÓRIO MONTEIRO.
O verso gravado, não apenas no frio mármore, mas em nossas mentes e corações, pertence ao célebre poeta TOBIAS BARRETO DE MENEZES, da turma 1869 da Faculdade de Direito de Recife, é parte da poesia “Capitulação de Montevidéu”, cujo inteiro teor está no site www.arcadas.org.br “QUANDO SE SENTE BATER NO PEITO HERÓICA PANCADA, DEIXA-SE A FOLHA DOBRADA ENQUANTO SE VAI MORRER”. 
  78 a. nasce SEBASTIÃO HUMBERTO DE SOUZA, na cidade de BATATAIS, interior de SÃO PAULO, em 12 de agosto de 1936. Adotou o nome artístico de HUMBERTO MARÇAL no rádio, veículo em que se destacou como locutor e apresentador de diversos programas, como “MIL DISCOS É O LIMITE” e “TOPA TUDO”, pela rádio BANDEIRANTES. Também trabalhou na TV e gravou inúmeros jingles que fizeram história. Morreu, vítima de um ataque do coração, em 14 de agosto de 1992. No JARDIM ÂNGELA, em SÃO PAULO, uma rua levou seu nome.
  78 a. promulgada uma lei que estabelece no PERU o seguro social obrigatório, em 12 de agosto de 1936.
  70 a. do massacre de 560 civis italianos, entre eles 120 crianças, em 12 de agosto de 1944, em um pequeno povoado da TOSCANA, noroeste do país.
Os militares das SS dispararam indiscriminadamente contra os moradores do povoado reunidos diante da igreja, para aterrorizar a população após o desembarque das tropas anglo-americanas na ITÁLIA, que dias antes haviam libertado a cidade de FLORENÇA. Os nazistas incendiaram igreja e casas antes de partirem. Os acusados de crimes contra a humanidade cometidos durante a SEGUNDA GUERRA foram julgados entre novembro de 1945 e setembro de 1948 por um Tribunal Militar Internacional na cidade de NUREMBERG. O Tribunal condenou doze réus à morte por enforcamento. Outros três foram sentenciados à prisão perpétua, quatro receberam penas de entre dez e quinze anos de prisão e três foram inocentados. As sentenças de morte foram cumpridas um mês depois da dissolução do tribunal. Um dos condenados à forca, HERMANN GOERING, considerado o arquiteto do terror nazista, suicidou-se na prisão em 15 de outubro de 1946, véspera da data marcada para a execução da sentença. No caso do massacre do pequeno povoado de TOSCANA o único que confessou ter participado da matança foi o CABO LUDWIG GOERING, de 82 anos, que admitiu ter fuzilado mais de 20 mulheres, obedecendo ordens superiores. Um tribunal militar da cidade de LA SPEZIA, centro da ITÁLIA, condenou em 22 de junho de 2005 à prisão perpétua dez ex-militares nazistas alemães que participaram do massacre. Na época da condenação, estavam todos com mais de 80 anos. Foram sentenciados à revelia.
  66 a. ESTADOS UNIDOS reconhecem o governo da CORÉIA DO SUL, em 12 de agosto de 1948.    
  65 a. nasce FERNANDO COLLOR DE MELLO, político e ex-presidente brasileiro, em 12 de agosto de 1949.
  65 a. nasce MARK KNOFLER, guitarrista britânico, líder do grupo DIRE STRAITS, em 12 de agosto de 1949.
  61 a. UNIÃO SOVIÉTICA testa secretamente a bomba H, sua primeira bomba de hidrogênio, em 12 de agosto de 1953.
  60 a. da inauguração da USINA SIDERÚRGICA MANNESMAN, em BELO HORIZONTE, pelo PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, em 12 de agosto de 1954. Durante as festividades, o presidente fez um duro e inesperado discurso, acusando e desafiando os adversários:
“POVO DE MINAS GERAIS !
As minhas preocupações com o bem público não me deixam fugir ao dever, onde quer que tenha de ser cumprido. E eu cumprirei até o fim. Espalhando o gérmen da discórdia, procurando subverter a força e o prestígio da autoridade, falseando os fatos e fantasiando as intenções, há um propósito de gerar a confusão pela mentira, para levar o país à desordem, ao caos e à anarquia. Para o bem de nossa pátria, podemos confiar nas reações saudáveis da opinião pública e no sentimento de patriotismo e disciplina das Forças Armadas. As classes armadas, sobre as quais repousa o sossego e a tranqüilidade da nação, manterão a ordem e assegurarão o pleno exercício das instituições democráticas, a justiça cumprirá o seu dever com independência e o povo, nas próximas eleições, manifestará livremente a sua vontade.
Empenharei a autoridade e a honra do governo para que a ordem seja mantida, as garantias constitucionais asseguradas e as próximas eleições realizadas num clima de ordem e tranqüilidade. As injúrias que me lançam, as pedras que me atiram, a objurgatória, a mentira e a calúnia não conseguirão abater o meu ânimo, perturbar a minha serenidade, nem me afastar dos princípios de amor e humildade cristã por que norteio a minha vida e que fazem esquecer os agravos e perdoar as injustiças. Por outro lado, não terei condescendência para aqueles que se fazem agentes do crime ou instrumento da corrupção.
No governo represento o princípio da legalidade constitucional, que me cabe preservar e defender. Dela não me separarei e advirto aos eternos fomentadores da provocação e da desordem que saberei resistir a todas e quaisquer tentativas de perturbação da paz e da tranqüilidade pública”.
Vivamente aplaudido e por diversas interrompido por gritos de apoio, o presidente GETÚLIO VARGAS, após a cerimônia, participou do almoço oferecido no Palácio da Liberdade e, por sugestão de JUSCELINO, acabou pernoitando em MINAS GERAIS, onde pôde descansar e se afastar momentaneamente do torvelinho da capital do País.
Estudantes mineiros puseram luto e fizeram o enterro simbólico do presidente, mas nada que empanasse o brilho da visita de GETÚLIO VARGAS às ALTEROSAS.
Ainda pela manhã, CARLOS LACERDA foi novamente ao quartel da Polícia Militar para fazer mais um reconhecimento dos demais membros da ex-guarda pessoal do presidente, que pudessem estar envolvidos no atentado do dia 5 de agosto e que não haviam comparecido à prova realizada anteriormente, não logrando nenhum resultado prático.
No início da noite, no RIO, houve agitação na Avenida RIO BRANCO com tentativa de depredação da sede do PTB. A polícia tentou, por meios brandos, afastar os manifestantes, mas, sem êxito, teve, então, que serenar os ânimos com jatos d´água.  A reação foi a fuga dos envolvidos, causando tumulto no centro da cidade. Foram disparados tiros para o ar, o que acabou provocando mais confusão, correrias, vários feridos e a interrupção do trânsito por várias horas. A Rádio Patrulha foi substituída pela Polícia Militar.
Em comício, com a participação de milhares de pessoas, em praça pública, na cidade de SALVADOR, que contou com a presença do ex-governador baiano, OTÁVIO MANGABEIRA, dos deputados federais, NELSON CARNEIRO e NESTOR DUARTE, foi pedida a renúncia de VARGAS. O jornal de LACERDA, TRIBUNA DA IMPRENSA, como sempre aconteceu durante o episódio de TONELERO, divulgou que dois depoimentos tinham sido prestados na polícia em que se revelou, pela primeira vez, o nome de outro membro da guarda pessoal, JOSÉ ANTÔNIO SOARES, que fuga, por ordem do Palácio do CATETE, a CLIMÉRIO. Esta revelação foi feita pelo jornalista POMPEU DE SOUZA, após depoimento de um casal que residia ao lado de SOARES, na Rua PADRE NÓBREGA, em CASCADURA, no RIO. Como não poderia deixar de ser, o grande culpado era GETÚLIO VARGAS.
O ex-presidente MARECHAL DUTRA falou que “a renúncia do presidente da República viria tranqüilizar o país”. Na Câmara, o deputado ALIOMAR BALEEIRO, afirmou, em discurso, que “GETÚLIO é um espectro que não mais governa”. Reagiram os dirigentes sindicais da oposição contra as manobras “queremistas” de alguns pelegos. Completaram-se sete dias do atentado sem que fossem capturados os criminosos que o ministro da Justiça prometeu prender em 24 horas. O descontentamento da opinião pública brasileira era total.
Os generais, reunidos no Ministério da Guerra, exigiram a punição dos criminosos. A reunião durou duas horas, terminando com a expedição de uma nota lacônica à imprensa. Após a reunião, o ministro ZENÓBIO DA COSTA dirigiu-se à VILA MILITAR, zona norte do RIO, onde visitou diversas unidades aquarteladas e falou às tropas e às esposas dos oficiais, pedindo: “colaborarem para evitar atitudes extremadas de seus maridos na atual conjuntura política”. Foi instaurado o Inquérito Policial Militar (IPM) sob a presidência do CORONEL JOÃO ADIL DE OLIVEIRA, tendo como sede a BASE AÉREA DO GALEÃO, situada na ILHA DO GOVERNADOR.      
  59 a. falece o escritor alemão THOMAS MANN, com a idade de 88 anos, em 12 de agosto de 1955.  Ganhou o PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA em 1929.
  58 a. nascimento de JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, filho da LUCINDA, irmão da MARLENE, pai do PAULO CÉSAR, avô do IAGO. JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR é meu enteado. JOÃO GOMES nasceu em 12 de agosto de 1956. Em 2007, reformou-se na Polícia Militar como 3º SARGENTO PM.
  51 a. das anotações em 12 de agosto de 1963 (segunda-feira). Ano 14º - Mês 2º - 5 anos e 69 dias na FP – 1644 dias na Escola de Oficiais. O 3º CFO vai apresentando seus dias finais. Agora estamos a vinte e seis dias do famoso 7 de setembro, quando deixarei a vida de aluno oficial e invergarei a famosa farda de Aspirante. Meus colegas já se começam a definir, principalmente aqueles que desejam servir na Cavalaria e no Bombeiros. O NILSON GIRALDI optou pelo CFA e parece que também ficarei no quartel que me recebeu como soldado. Nessa manhã sou Chefe de Turma. Aliás, já venho sendo Chefe de Turma desde a semana passada porque o aluno oficial RÉGIS deixou essa missão para mim. Tenho de procurar o MAJOR ISRAEL CÓPPIO FILHO e o 1º TENENTE SEBASTIÃO MALVÁSIO para assinarem o livro de chamada. O 3º CFO faz nessa manhã o exame de História Militar. Preparo um exame para os cabos que estudam comigo e no último tempo da manhã vou dar aula de Educação Física para o 1º CP-B. Recebemos a visita dos Aspirantes KIOSHI INOMATA, ARNALDO PAGAN e SILLAS BORDINI DO AMARAL, que nessa manhã passaram pela JS3, para fins de promoção a 25 do corrente ao posto de 2º TENENTE. A segunda-feira transcorre depressa e depois do meio dia já estou rumando para meu lar.
Durante a tarde, somente saio para ir até a alfaiataria ver se minha farda de instrução está pronta. Converso com alguns conhecidos também. Das 19 às 22 horas dou mais uma aula para os cabos. Desta feita dei uma prova com onze questões, de aritmética. Apenas o CABO LIMA tirou nota inferior a 4. A maior nota foi 7,5 e quem a conseguiu foi o CABO LOPES.
  50 a. das anotações feitas em 12 de agosto de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 34º - 6 anos e 69 dias na FORÇA PÚBLICA – 81 dias como 2º TENENTE – 328 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Apresenta-se na secretaria o CABO PAYÃO que assume as funções de amanuense da 3ª Companhia. Ele foi transferido da 3ª Companhia para a Companhia de Comando. Em troca dei o 3º SARGENTO REGO, que não estava desempenhando suas funções a contento. Peço também para substituir o SOLDADO CARLOS DA FONSECA, no Arquivo, pelo SOLDADO NEY CURVELLO, da 2ª Companhia. O SOLDADO FONSECA está transferido para o 2º BP, com destino à Secretaria de Segurança Pública.
O SOLDADO LOURIVAL DAS NEVES BARBOSA, mapista da Secretaria, foi aprovado nos exames de datilografia para ingresso no Quadro de Escreventes.
Os aspirantes vivem momentos de ansiedade. O comandante emite os conceitos dos ASPIRANTES TRAJANO, HERMES COUTINHO TORRES, RICCIARDELLI, MARIO CARVALHO DIAS, OSCAR PINHEIRO DO CARMO e LUÍS GONZAGA DE OLIVEIRA. Serão promovidos ou não?
No BG recebemos as visitas dos 2ºs TENENTES BERNARDINI, SANTORO e PISANI. Estão sendo cogitados para promoção a 1º TENENTE. Todos foram meus contemporâneos na Escola de Oficiais. Quando entrei na EO eles eram terceiroanistas.
Parece que o Comandante NÓBREGA quer passar para a reserva. Contou tudo que pode em dobro e, segundo suas palavras, já vai pedir a sexta parte.
  50 a. falece IAN FLEMING, em 12 de agosto de 1964. Foi o escritor que criou o AGENTE OO7, JAMES BOND.
  50 a. ÁFRICA DO SUL é excluída dos Jogos Olímpicos por causa de sua política de segregação racial, em 12 de agosto de 1964.
  47 a. da instalação oficial da COMARCA DE POÁ, em 12 de agosto de 1967. O primeiro juiz de Direito da Comarca de POÁ foi o doutor EVANDRO ANTÔNIO CIMINO, bacharel da TURMA CENTENÁRIO CLÓVIS BEVILAQUA, de 4 de outubro de 1959. O bacharel JOAQUIM GUIMARÃES PEDROSO foi o primeiro representante do MINISTÉRIO PÚBLICO. PEDROSO assumiu em 1958 a Secretaria de Segurança Pública do Estado de MATO GROSSO. O prefeito de POÁ era JOSÉ LOURENÇO MARQUES DA SILVA, nascido a 19 de março de 1921, na cidade mineira de MATIPÓ. MARQUES veio para POÁ em 1943. Foi prefeito em 1949, 1957, 1964 e na época em que POÁ tornou-se comarca. O vice-prefeito era FERNANDO ROSSI. O presidente da Câmara de POÁ, CAPITÃO EB R/R PEDRO ESPIRIDIÃO HOFFER se pronunciou a respeito: “É com a maior satisfação que a Câmara Municipal de POÁ, aqui representada pelo seu Presidente e demais senhores vereadores, vem trazer as suas congratulações aos demais Poderes, as Autoridades Civis, eclesiásticas e militares e bem assim ao povo poaense, em geral, por este notável acontecimento, da mais elevada esfera administrativa social, cívica e patriótica, ou seja, a instalação da COMARCA do nosso Município, para a maior grandeza de nossa Terra e a felicidade da sua Gente”. Abaixo assinaram: ARMANDO DA SILVA – VALDOMIRO FIORETTO – JOSÉ B. ARANHA – ANTÔNIO MASSA – BERTHOLDO K. FELIPPE, CYPRIANO O. MÔNACO – ETTORE VELARDI – INÁCIO PADOAN – JOSÉ P. RODRIGUES – MIGUEL COMITRE – OSWALDEMAR QUINTINO.  Em 1967, o delegado de polícia de POÁ era o bacharel ELEUTÉRIO DUTRA FILHO. O Distrito Policial  de POÁ, pertencente a MOGI DAS CRUZES, foi fundado em setembro de 1890 por PAULO AUGUSTO DE MIRANDA, NARCISO LOCARINI, ANTÔNIO ALVES, JOSÉ BOINN e JOSÉ GODÓI. O antigo nome da cidade era VILA NOSSA SENHORA DE LOURDES, mais tarde transformada em DISTRITO DE PAZ através da LEI 1.674, de 3 de dezembro de 1919 e instalada em 17 de março do ano seguinte (1920). Como município, foi instalado em 26 de março de 1949. 
  37 a. nave norte-americana SPACE SHUTTLE termina com êxito seu primeiro teste de vôo livre, em 12 de agosto de 1977.
  35 a. das anotações de 12 de agosto de 1979: neste domingo LUCINDA e MARLENE oferecem-me provas de carinho pelo DIA DOS PAIS. Viajo para POÁ. Minha mãe e MARIZETE também me cumprimentam pela data. Fico sabendo das estrepolias de minha filha MARIZE na semana passada. Felizmente superamos mais essa crise na família. A menina é doente, muitas pessoas assim não entendem e o hospital não quer arcar com o ônus dessa doença que não tem cura.
Telefono para o advogado MIGUEL COMITRE. Ele diz que o juiz da Comarca de POÁ deve ter homologado o célebre acordo feito no dia 9 de maio. Na segunda-feira mandarei alguém buscar esse documento.
Em GUARULHOS a família faz uma churrascada embora esteja chovendo. Presença do Sr JOSÉ THOMAZ, dona ESMERALDA (irmã da LUCINDA) e sua filha SÔNIA; JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR e sua mulher GISLEIDE, bem como os padrinhos e madrinhas do casamento realizado no dia 14 de julho. Comemoramos os 23 anos do JOÃO, que caiu neste ano no próprio DIA DOS PAIS.
Ainda assisto um filme no canal 7 – HÉRCULES CONTRA O PIRATA SINISTRO. Não sei se foi por causa do esforço exercido durante o dia, LUCINDA queixa-se de dores na coluna.  
  34 a. da passagem de Comando do CPChq. O CORONEL DAUTERDIMAS RIGONATTO entregava o comando para o CORONEL FRANCISCO ZECHMANN, em 12 de agosto de 1980. Nessa mesma data, eu era condecorado com a MEDALHA DO MERITO PESSOAL, em quarto grau, pelo  CORONEL  RIGONATTO, que passava para a reserva.
  34 a. criada, em MONTEVIDÉU, a Associação Latinoamericana de Integração, em 12 de agosto de 1980.
  32 a. falece o ator norte-americano HENRY FONDA, em 12 de agosto de 1982.     
  30 a. PMDB escolhe TANCREDO NEVES como candidato do partido para disputar as eleições para a Presidência da República, em 12 de agosto de 1984.
  30 a. cidade colombiana de YUMBO é ocupada por 200 guerrilheiros, causando a morte de 17 pessoas e deixando 22 feridos, em 12 de agosto de 1984.
  29 a. falece o piloto alemão MANFRED WINKELHOCK, em 12 de agosto de 1985.
  29 a. um BOEING 747 da AIR JAPAN se choca contra um monte japonês, causando a morte de 524 pessoas, em 12 de agosto de 1985.
  27 a. cerca de 300 pessoas morrem, devido às chuvas torrenciais e aos violentos tornados que atingiram o norte de BANGLADESH, em 12 de agosto de 1987. Outras anotações neste dia: No dia 12 de agosto de 1980 passava para a reserva um dos melhores comandantes do Policiamento de Choque, o CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO.
No CAES o Comandante CORONEL PM CARLOS FUGA conversa com os oficiais alunos do Curso Superior de Polícia sobre a viagem de estudos que faremos a BAURU na semana que vem.
Professor DOUGLAS dá as 25ª e 26ª aulas de CONJUNTURA NACIONAL (o numero de aulas dadas não bate com o que tenho registrado, mas para o CAES esse é o numero que consta). A classe é novamente dividida em grupos para a explicação daqueles que organizaram a matéria sobre Educação. Para o meu grupo que explica o tema é o TENENTE-CORONEL PM NEY.
MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS: TENENTE-CORONEL PM PROFÍCIO dá as 19ª e 20ª aulas. Explica-nos ainda o problema atual dos Sindicatos. A segunda verificação corrente (marcada para 25 de agosto) versará sobre esse assunto.
CORONEL PM CARLOS FUGA dá as 37ª e 38ª aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA. Vamos jogar volibol e futebol de salão no CPChq. Ali converso com o CORONEL PM JÓBIO MIRANDA (Comandante do CPChq), TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES (Chefe do EM), MAJOR PM HUGO WINKEL (Chefe da Seção de Apoio Administrativo) e MAJOR PM PORFÍRIO (Chefe da Seção Operacional). Descanso bem à tarde, muito embora esteja trabalhando com o CAPITÃO SILVA, TENENTES CIDO, MAURO e DANIEL.
Mais tarde o MAURO sofre violenta queda em seu apartamento, machucando a cabeça e o nariz e causando aflição em seus familiares que o correm para a enfermaria mais próxima.
Cabo AMILTON transporta-me para casa. Damos “carona” para o CABO PM CAMILO que estuda na Faculdade de Direito de GUARULHOS, como também o próprio CABO PM AMILTON.
Em casa vamos encontrar o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR completando seus 31 anos de idade.
LUCINDA reclama muito de dores reumáticas na mão direita e nos pés (problema sofrido na coluna). Outro drama em casa diz respeito à MARLENE. Quer se livrar do antigo “namorado” ZECA DIABO e este continua assediando-a.
O Juiz de futebol DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHÍLIA sofreu um acidente na Rodovia CASTELLO BRANCO na madrugada. Está internado em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de TATUI. Sua mulher BERENICE BIALSKI morreu ao chegar ao hospital. Os bandeirinhas, dois deles, apenas ficaram feridos, sem gravidade.   
Últimos jogos do segundo turno do Campeonato Paulista: INTER, de LIMEIRA 2 x SÃO PAULO 0; CORINTHIANS 1 x SÃO BENTO 2; SANTOS 0 x SANTO ANDRÉ 0; PALMEIRAS 0 x NOROESTE 0; PORTUGUESA 0 x GUARANI 0. Estão classificados para o Quadrangular que decidirá o título de Campeão: 1º - SANTOS; 2º - PALMEIRAS; 3º - SÃO PAULO e 4º CORINTHIANS.
  25 a. GENERAL ARNALDO OCHOA e outros chefes militares, acusados de corrupção e contato com o narcotráfico, são fuzilados em CUBA, no dia 12 de agosto de 1989.
  25 a. falecem: o 1o.Tenente MARCO ANTÔNIO FIGUEIREDO FREIRE e o físico alemão WILLIAM SHOCKLEY, em 12 de agosto de 1989.
  24 a. morre WILLIAM SHOCKLEY, norte americano, inventor do transistor, em 12 de agosto de 1990.
  23 a. do PLANO “SPLIT DECISION”, posto em prática, pela primeira vez, em 12 de agosto de 1991.   
  23 a. do assassinato da ex-mulher do banqueiro do jogo-de-bicho, ANIZ ABRAÃO DAVID - ELIANA CAMPOS foi morta em 12 de agosto de 1991.
  23 a. falece KASUO YAMADA, ex-diretor da orquestra sinfônica do JAPÃO (1942 a  1955), em 12 de agosto de 1991.
  22 a. ESTADOS UNIDOS, MÉXICO e CANADÁ anunciam o acordo sobre o TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO, que estabelece o maior bloco econômico do mundo, em 12 de agosto de 1992.
  22 a. falecem: o cacique TUTU POMBO e compositor JOHN CAGE, em 12 de agosto de 1992.
  21 a. da cirurgia na arcada superior da minha boca para retirada de uma raiz de dente fraturada, em 12 de agosto de 1993.     
  20 a. morte de MATHIAS MACLINE, sua esposa e o piloto de um  helicóptero  que  caiu  nos   EUA, em 12 de agosto de 1994.
  20 a. falece WÁGNER BELO, o ETEVALDO do CASTELO RA-TIM-BUM, da TV   CULTURA, em 12 de agosto de 1994.
  20 a. falece Dona ISABEL CAMARGO SIMÕES, mãe do CORONEL PM Med. JOBEL CAMARGO SIMÕES, em 12 de agosto de 1994.
  19 a. do casamento de SOLANGE e JOÃO OLAVO, em 12 de agosto de 1995.     
  18 a. do recebimento da PORTARIA DE SINDICÂNCIA, em 12 de agosto de 1996, para apurar irregularidades cometidas pela proprietária do restaurante da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DA PM.
  17 a. das seguintes anotações em 12 de agosto de 1997: nesta manhã de terça-feira, já não tão fria como as outras de agosto, fico sabendo que dois oficiais do staff que dão aulas foram para o INCOR. PASSOS e ALZENIR aproveitam a oportunidade criada pelo doutor HENO junto aos executivos daquela Casa.
Conversamos na AORPM sobre o 16º Encontro dos Comandantes Gerais em FOZ DO IGUAÇU.
No MMDC, o CORONEL CANAVÓ diz que furtaram todas as armas de sua coleção, que estavam em seu sítio em COTIA. É um número razoável de revólveres e outros tipos de armas, muitas delas de seu pai, o velho CORONEL JOSÉ CANAVÓ, da Força Pública. Mantenho um contato com o COPOM sobre esse assunto. Passo um fax para o COPOM do Boletim de Ocorrência da Delegacia de Polícia de COTIA. Nesta tarde estamos com a visita do veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA. Ele se preocupa com a possível participação dos veteranos no 7 de Setembro. O CORONEL CANAVÓ irá ao Comando Sudeste numa reunião para tratar do Desfile da Independência, reunião essa marcada para o dia 14 de agosto.
O Hospital e Maternidade SANTA CATARINA viveu na manhã de hoje momentos de terror. Ladrões roubaram a agência do posto ITAÚ, que fica no primeiro andar. O PM GESSE DELMINO CONRADO JÚNIOR baleou, por engano, o investigador do DENARC, ALEXANDRE SCAMARELLA, de 25 anos, confundindo-o com um dos ladrões. SCAMARELLA foi operado durante duas horas no próprio hospital. O investigador está fora de perigo.  
  16 a. as bolsas do mundo inteiro caem por causa da desvalorização do iene, a moeda japonesa, em 12 de agosto de 1998. Outras anotações nesta data: numa manhã agradável de temperatura que permite a ausência de agasalho, reúno-me com PASSOS, CARMELO, SUPASIL, CARBAIA, MÁRIO MARGARIDO, OREZ, ALZENIR, CRISTIANO, LUZ, ALEMÃO, ELADIO para estudos de segurança. Às 13:30 oras, OREZ leva LUZ no Terminal Rodoviário TIETÊ, Vou ao MMDC. Recebo a visita do WILLIAM, da TELA EM TRANSE, que quer entrevistar veteranos em ITARARÉ. Pretende o grupo a que ele pertence fazer um filme sobre o Movimento Constitucionalista de 32. Chega o convite para a Solenidade de aniversário da CORREGEDORIA PM, em 14 de agosto, quando os CORONÉIS PM RODRIGUES, ALMEIDA e GÉRSON REZENDE receberão as medalhas do MMDC. Um repórter do DIÁRIO POPULAR quer entrevistar veteranos de 32 para a elaboração de uma matéria na revista JÁ.
Quando retorno ao meu lar, tenho a grata surpresa de ver o senhor RÓBSON consertar o computador. Trata-se da bateria que já estava com 4 anos de uso e muito fraca. Já jogo uma partida de xadrez no computador, perdendo, como sempre. LUCINDA e MARLENE vão comprar o material para a reforma da casa. Além dos 4500 reais da venda do SANTANA, ainda gastam 780 reais do ordenado deste mês.
Assisto no canal 13 o jogo BOTAFOGO 3 x SÃO PAULO 0, pelo Campeonato Brasileiro. O CORINTHIANS continua líder apesar do empate em 0 a 0 com o CORITIBA, na capital paranaense. O PALMEIRAS foi derrotado pelo SPORT em 2 a 1 em pleno PARQIE ANTÁRTICA. Outros resultados: GOIÁS 0 x CRUZEIRO 0; VITÓRIA 3 x GUARANI 3; AMÉRICA MINEIRO 2 x PARANÁ 2; GRÊMIO 0 x JUVENTUDE 0; AMÉRICA – RN 0 x INTERNACIONAL 0; PONTE PRETA 0 x FLAMENGO 1.
O VASCO venceu o BARCELONA, de QUAIAQUIL por 2 a 0, nesta noite, no Estádio de SÃO JANUÁRIO, e ficou mais perto do título da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. No jogo de volta, dia 26, no EQUADOR, o VASCO poderá perder pela diferença de 1 gol para fazer a esta.  
  15 a. tropas da INDONÉSIA matam a tiros 24 cristãos em uma igreja da ilha de AMBON, nas MOLUCAS, em 12 de agosto de 1999. Outras anotações nesta quinta-feira: muito calor no primeiro dia depois do FIM DO MUNDO. Uma frustração total varrem as seitas malucas que previam uma catástrofe total em 11 de agosto. Tudo não passou de um mero ECLIPSE, coisa banal, que não afetou em nada a vida dos pobres terrestres. Há comentários, piadas, enfim tudo não passou de uma grande palhaçada.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC ficamos sabendo que o senhor GERALDO FARIA MARCONDES está para receber alta do Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, onde ainda se encontra (desde 28 de julho).
O CORONEL PM MELO ARAÚJO assina documentos do MMDC, no BANCO REAL. Precisou o MARCOS levar a pasta até lá, onde é o chefe da segurança. Na Presidência, o MELO ARAÚJO é uma negação. Estuda, inclusive uma carta do advogado de REGINA CELENTANO e demonstra desconhecer a situação dela na Sociedade. Infantilmente, despacha aceitando-a de volta. Mais tarde, telefono a ele para esclarecê-lo que REGINA foi excluída da Sociedade pelo CONSELHO SUPREMO. Continua na qualidade de conselheira por força de uma liminar.
Na porta da Escola Estadual MINISTRO SALGADO FILHO, no JARDIM SÃO CARLOS, zona sul, foram baleadas as soldados SILMEIRE DA PENHA PEREIRA e MÔNICA CRISTINA FERNANDES, assim como a menina PRISCILA XAVIER OLIVEIRA, de dez anos. Os disparos foram feitos por dois homens que chegaram em um GOL, tendo SILMEIRE como principal alvo. Ela foi atingida nove vezes e pode ficar paraplégica.
Servidores Públicos de todas as regiões do Estado protestaram hoje no estacionamento da Assembléia Legislativa contra o projeto do governo que institui o FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES, aumentando o desconto de 6% para até 25%, conforme a faixa salarial. O texto original já tem 750 emendas.  
  14 a. falece a atriz LORETTA YOUNG, aos 87 anos, em  conseqüência de um câncer, em 12 de agosto de 2000. De 1927 a 1953, atuou em quase cem filmes e ficou conhecida por representar elegantes heroínas. Nasceu em 6 de janeiro de 1913.        
  14 a. do Ensaio 923 203723 181 – 16515, em 12 de agosto de 2000.
           133 10181/ 162 134  82/2114. 
           2 141 1552 132  - 161 1813/4   /213 211 10214.
  14 a. do acidente com o submarino russo KURSK, que afundou no MAR DE BARENTS durante manobras navais. No seu interior estavam 116 tripulantes, todos mortos, em 12 de agosto de 2000. Em 2001, a empresa holandesa  MAMMOET iniciou uma operação de resgate do submarino, encalhado a 107 metros de profundidade. Mergulhadores fizeram 26 buracos de 70 cm. de diâmetro no casco, onde serão encaixados os cabos de aço. Com uma motosserra gigante, robôs cortaram o submarino em dois. A parte dianteira, muito danificada na explosão, será resgatada em 2002 e o resto da embarcação neste  ano.   
  14 a. falece no RIO, aos 82 anos, do engenheiro FERNANDO  LEMGRUBER, responsável pelo cálculo estrutural do MARACANÃ, em 12 de agosto de 2000.
  14 a. de uma cirurgia cardíaca sofrida pelo cantor CAUBY PEIXOTO, então com 69 anos. Foram implantadas seis pontes para o desentupimento das artérias, em 12 de agosto de 2000.
   
ACONTECEU EM 12 DE AGOSTO DE 2001 : -    DOMINGO
Um domingo festivo. É DIA DOS PAIS e o JOÃO completa 45 anos de idade. LUCINDA apelou para as telemensagens para transmitir sua alegria pela data de dupla significação. Assim é que tanto o JOÃO como eu recebemos os cumprimentos dela. Saio às 10 horas para mais uma viagem até POÁ. Na Avenida TIRADENTES, embarco num ônibus certo de que iria descer no Metrô TIETÊ e, quando percebo, estou a caminho do JARDIM CONTINENTAL, onde sou obrigado a descer. Com isso, perco mais de uma hora e vou chegar em POÁ quase às 14 horas. Minha mãe estava preocupada com a demora. O que ajuda muito é a temperatura de 26 graus.
Dona ALICE compensa a data dos pais com uma bacalhoada. Queixa-se ela de estar perdendo as forças nas mãos. Fica irritada por causa disso e até pronuncia alguns palavrões no nervosismo. Descansamos após a refeição.
O CABO PM RENATO VENTURA chega às 16 horas. Antes de deixar POÁ, converso com o meu genro ADALVO, minha filha MARIZETE e meu neto FELIPE. Retorno a GUARULHOS dentro da rotina de sempre: trem-metrô-ônibus. LUCINDA conta que esteve com sua mãe neste domingo. Almoçou na casa da DORA, sua cunhada.

Obrigado a jogar duas vezes em um dia, GUSTAVO KUERTEN venceu TIM HENMAN na semi-final, e PATRICK RAFTER na final, para conquistar o primeiro título em piso rápido do ano.

HELIO CASTRONEVES e GIL DE FERRAN chegaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares no Circuito de MID-OHIO. Com o resultado, HELINHO somou 103 pontos e está apenas um ponto atrás do líder, que ainda é o sueco KENNY BRACK, com 104. Os outros brasileiros também tiveram boas participações: TONY KANAAN foi o quinto e ROBERTO PUPO MORENO o sexto. CHRISTIAN FITTIPALDI chegou em oitavo; CRISTIANO DA MATTA em décimo; BRUNO JUNQUEIRA em décimo-terceiro; MAURÍCIO GUGELMIN em décimo-quarto e MAX WILSON em décimo-quinto.     

O deputado federal FLÁVIO SALDANHA DERZI, de 50 anos, faleceu no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, vítima de um câncer na Região pélvica. Foi internado no dia 10 último, quando chegou dos ESTADOS UNIDOS, onde passou por tratamento. Ele era o vice-líder do PMDB na CÂMARA FEDERAL.    

BOMBOM COM VENENO DE RATO MANDA MÃE, FILHA e NETO para a UTI. A caixa de bombons foi entregue para as vítimas com um vaso de flores e um bilhete anônimo, que desejava “felicidades”. CARLA FRANCIELE RIBEIRO, 21 anos; LUIZA EVANGELISTA RIBEIRO, mãe de CARLA; um filho do casal de um ano de idade comeram alguns dos bombons, que eram caseiros e continham veneno para matar ratos, do tipo “chumbinho”.

TERROR EM ISRAEL - MAIS UM ATENTADO SUICIDA EM RESTAURANTE DEIXA 15 FERIDOS -
O ataque teria sido feito por um militante chamado MUHAMMAD MAHMOUD NASR. O terrorista vestia os explosivos sob as roupas. Ele entrou no CAFÉ WALL STREET e detonou os explosivos, dilacerando seu corpo e jogando clientes e pedestres ensangüentados contra o chão.

2 002  :  -    SEGUNDA-FEIRA
A chacina contra os seis empresários portugueses completa um ano hoje. Os autores dos assassinatos – o português LUÍS MIGUEL MELITÃO, mentor intelectual do crime; MANOEL LOURENÇO CAVALCANTE e os seguranças LEONARDO DE SOUSA DOS SANTOS, RAIMUNDO MARTINS DA SILVA FILHO e JOSÉ JURANDIR PEREIRA – cumprem pena desde o dia 23 de fevereiro de 2002. Eles foram condenados a mais de CEM anos, mas até agora as famílias das vítimas, residentes em PORTUGAL, não receberam os bens apreendidos pelas autoridades brasileiras e nem o dinheiro roubado pelo bando.

O Jornal O ESTADO DE São PAULO publica: QUARTEL ERA “ESCRITÓRIO” DE ADVOGADOS PRESOS. Detidos por fraude contra o INSS, eles recebiam processos e usavam telefone da PM. Amigos do comandante da unidade (12º BPMM, de BOTUCATU), TENENTE–CORONEL PM JOÃO FRANCISCO ANTUNES, são postos num alojamento, com banheiro e um verdadeiro escritório, com mesa, cadeiras, sofá e televisão. Recebem visitas diárias, em qualquer horário. Usam o telefone do quartel e até o celular do TENENTE–CORONEL PM ANTUNES. Carros da PM são desviados do patrulhamento para comprar jornais, lanches e remédio para os presos. Se não bastassem as mordomias, ambos, para espanto do Ministério Público Federal, recebem pilhas de processos de indenizações do INSS, como os que os levaram à cadeia, nos quais continuam a trabalhar, apesar de presos. O TENENTE–CORONEL PM JOÃO FRANCISCO ANTUNES está afastado do Comando, transferido para a sede do CPI/4, sediado em BAURU. Corre IPM  a respeito.

Quatro dos sete Pavilhões da Casa de Detenção, no COMPLEXO CARANDIRU, serão reaproveitados pelo governo do Estado para abrigar o PARQUE DA JUVENTUDE. Hoje, o governador GERALDO ALCKMIN vai anunciar o projeto que ocupará 300 mil metros quadrados e tem custo de vinte e dois milhões de reais.

O MOVIMENTO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, que reúne 42 organizações, vai pedir amanhã o afastamento do Secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO. A entidade quer, com o pedido, que as investigações sobre o GRUPO DE REPRESSÃO E ANÁLISE AOS DELITOS DE INTOLERÂNCIA – GRADI – da PM, prossigam sem qualquer interferência.
  
Esses assuntos são discutidos nesta manhã no MMDS. ELÁDIO está fazendo uma palestra no PARQUE SÃO JORGE, a pedido do IV COMAR. Isso irá continuar ao longo desta semana.
Quando passei hoje pelo METRÔ-SÉ vi a sala do EMOÇÃO ART.FICIAL (é assim mesmo, art.ficial), com efeitos sonoros, imagens tridimensionais e sensores eletrônicos. O japonês HARUKI NISHIJIMA acertou na mosca ao escolher a estação da SÉ, a mais movimentada do metrô, para exibir uma de suas obras criadas com o auxílio da tecnologia digital. O artista percorreu as ruas da cidade para gravar ruídos, que são transformados em feixes de luz colorida projetada numa sala escura. Usando um fone de ouvido, o visitante confere a representação visual dos barulhos, seja a buzina de um carro, seja o bate-estaca numa construção.

Passo correndo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC porque às 15 horas está marcada uma reunião da COMISSÃO DE ASSUNTOS CÍVICOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. O comandante do Exército Constitucionalista, GINO STRUFFALDI, passa pelo MMDC. Logo depois chega o Coronel MENDES. Estamos saindo para ir à Associação Comercial quando aparece o procurador de Estado aposentado EGBERTO MAIA LUZ. O Cel. MENDES fica conversando com o Dr. EGBERTO e, com o GINO, vamos para a Associação.
FRANCISCO GIANNOCCARO está presidindo a reunião. Estão presentes: Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS (presidente do Instituto Histórico e Geográfico), GAETANO BRANCATI LUIGI, JOÃO CARLOS MARADEI, LUIZ EDUARDO CORREA DIAS, OG POZZOLI, Coronel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, ROBERTO MATEUS ORDINI, VIVIANO FERRANTINI.
Os presentes discutem a melhor maneira de comemorarmos a DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. O Sr. VALDIR ABDALLAH, da Distrital do IPIRANGA, chega nesse momento e fica combinado que a Associação Comercial irá comemorar o 7 de Setembro em apoio aos festejos do IPIRANGA. Por sugestão do Sr. JOÃO CARLOS MARADEI a Comissão passa a se chamar CONSELHO CÍVICO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Discute-se também a criação de uma medalha que honrará o patrono da Associação Comercial, CARLOS DE SOUZA NAZARETH.
Vamos aproveitar a 62ª Reunião Plenária Semanal, a partir das 17 horas, para efetuar a entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA ao Presidente da Associação Comercial, ALENCAR BURTI. O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC comparece para esse ato solene. Não ficamos para a palestra de FERNANDO GOMES DE MORAIS, candidato ao Governo do Estado de São Paulo.

Foi identificado o atirador do MONZA que matou ontem a menina TAINÁ, de cinco anos. Trata-se de RODRIGO HENRIQUE FARRAMPA GUILHERME, de 22 anos.

Dois grupos do MST de OSASCO e GUARULHOS, num total de 500 pessoas, iniciaram hoje uma marcha que terá como ponto final o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES amanhã. A manifestação será engrossada por invasores de um terreno em PERUS, ao lado da rodovia ANHANGUERA. Todos reivindicam uma audiência com o governador GERALDO ALCKMIN para cobrar uma solução para mais de seis mil famílias que ocupam áreas em PERUS, GUARULHOS e OSASCO.
As manifestações prejudicaram o trânsito, provocando congestionamentos na VIA DUTRA, MARGINAL DO TIETÊ, RUA ZAKI NARCHI, AVENIDA CRUZEIRO DO SUL, CEBOLÃO, PONTE DA CASA VERDE, AVENIDA PACAEMBU e PRAÇA CHARLES MILLER. O primeiro grupo a sair em caminhada estava em um terreno invadido na rua AVELINO MONTEIRO, JARDIM UMUARAMA, em OSASCO. Todos foram para a PRAÇA DA SÉ, onde ficarão acampados até amanhã, quando seguirão para o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES.

A Corregedoria–Geral de Justiça nomeou a juíza IVANA DAVID BORIERO, de 40 anos, 12 de magistratura, para substituir o juiz MAURÍCIO LEMOS PORTO ALVES na Corregedoria da Polícia Judiciária da capital e no Departamento de Inquéritos Policiais (DIPO). PORTO ALVES e o ex–corregedor dos Presídios, o juiz OCTÁVIO AUGUSTO MACHADO DE BARROS FILHO, foram afastados de suas funções na semana passada pelo Tribunal de Justiça, que investiga os atos dos magistrados nas decisões que envolviam as ações do GRUPO DE REPRESSÃO E ANÁLISE DOS DELITOS DE INTOLERÂNCIA.

Foi anunciado que o escritor PAULO COELHO, mais novo integrante da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, será contemplado com o Prêmio de CONSCIÊNCIA GLOBAL, concedido pelo CLUBE DE BUDAPESTE por sua obra literária. O troféu será entregue em 6 de outubro pelo ex–presidente americano BILL CLINTON.

Foi cancelado o FREE JAZZ FESTIVAL, um dos mais tradicionais eventos musicais do BRASIL. A SOUZA CRUZ, promotora dos shows há 17 anos, informou que a causa do cancelamento foi a instabilidade econômica.

Pediu FALÊNCIA a sexta maior companhia aérea do mercado americano, a  US  AIRWAYS.

MORREU o roteirista GILVAN PEREIRA, de 63 anos, assassinado em sua casa por desconhecidos a golpes de faca. GILVAN fez o roteiro de treze filmes com RENATO ARAGÃO. Em SANA, no Estado do RIO.

AGREDIDA a produtora de moda ELENICE DREWANZ, de 35 anos, pelo francês CYRIL BELSKY, de 29, numa discussão em torno do espaço entre poltronas num vôo PARIS–RIO. CYRIL deu socos na poltrona de ELENICE. Ela sofreu torção no pescoço e teve de ser imobilizada.

O pescador AL HOLT morreu devorado pela bactéria carnívora PHOTO–BACTERIUM DAMSELA, em MASSACHUSETTS, nos EUA. O tecido do braço esquerdo de HOLT foi totalmente corroído, assim como outros órgãos que em seguida acabaram contaminados. O pescador faleceu quinze dias após contrair a infecção. A bactéria costuma hospedar-se em peixes e raramente entra em contato com o homem. A contaminação ocorre se a pessoa for ferida por um peixe contaminado ou tiver contato com anzol infectado.
      
2 003  :  -    TERÇA-FEIRA
Começa hoje a 29ª edição do CONGRESSO NACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS – CONARH – no Palácio das Convenções do ANHEMBI. O CONARH 2003 foi concebido para debater o impacto nas pessoas, organizações e sociedade dessa transição em curso da Era Industrial para a Era da Convergência. Também vai ser debatido um novo tipo de competência que começa a ser valorizada no mundo do trabalho: a “inteligência convergente”, integradora, capaz de associar componentes aparentemente desconexos e de criar sinergias antes impensáveis.

Nesta manhã, recebo uma ligação telefônica do Professor EGBERTO MAIA LUZ. Quer saber de detalhes a respeito da trasladação dos restos mortais de ex-combatente para o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Também pergunta a data da reunião do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Ainda é muito ruim a temperatura nesta manhã. Por volta das 11:30 horas estou no MMDS. Comento, com os oficiais presentes, o que aconteceu na Faculdade de São Francisco, ontem, quando MARTACHA foi vaiada e presenteada com uma galinha preta. Os estudantes “bagunçaram” a prefeita na festa dos cem anos do CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO.
Chego um pouco tarde na Sociedade. O Cel MENDES quer visitar a companhia do 7º BPMM que fica na praça CLÓVIS BEVILÁCQUA, bem perto do POUPATEMPO. Ali trabalham o CAPITÃO TAMASHIRO e o TENENTE TAKAHABE (este, filho do fotógrafo TAKAHABE, do GRANDE ORIENTE, muito amigo do Cel MENDES). Depois, no MMDC, atendemos o CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO, atual CORREGEDOR PM. Ele vem me trazer as fotos da OPERAÇÃO OSÓRIO, confiscadas em 21 de fevereiro para exames. Também comparece na Sociedade o tenente ANÍSIO. Esteve ele com a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, doutora NELLY CANDEIAS, nesta tarde. O tenente ANÍSIO ajuda a presidente a resolver problemas internos no IHGSP.
O Sr. MARCONDES conversa conosco sobre uma visita que fizeram à Sociedade, já no final do expediente de ontem, dos Coronéis JAIR PACA DE LIMA e CRIVELARO, do CORPO DE BOMBEIROS. Vieram ver a situação da Sociedade e prometeram nos ajudar.
Cel MENDES conversa, via fone, com o Cel PINHO, da nossa turma, sobre a reunião que pretendemos fazer no dia 5 de setembro, na APMBB, da turma JOSÉ BONIFÁCIO, Aspirantes de 7 de setembro de 1963, que irão completar 40 anos do recebimento da ESPADA.
Já deixando a Sociedade, acompanhando o Cel MENDES, que deixou o carro no estacionamento dos bombeiros, vamos cruzar com o Cel ALTINO GIANESINI. O MENDES deixa-me nas imediações do ponto de ônibus EXPRESSO COCAIA. Acontece que está para sair uma van, com destino a GUARULHOS, e embarco nela. O frio continua nesta tarde.
Em casa, cumprimento o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, que hoje está completando QUARENTA E SETE ANOS de idade. Parece que ele não está gostando muito da nova idade.
O JOÃO RICARDO, filho de dona MARIA, sobrinho da LUCINDA, telefona para nós. Precisa do apoio de uma viatura de RP. Trabalha como segurança e está sendo ameaçado. 

FALECEU hoje o CORONEL PM Ref. ODILON SPÍNOLA NETO, aos 89 anos. Pioneiro do serviço policial dedicado à preservação do meio ambiente de SÃO PAULO; no dia 13 de maio de 1949, o governo do Estado colocou o então 1º Tenente da FORÇA PÚBLICA (atual POLÍCIA MILITAR) à disposição do Serviço Florestal. Em dezembro daquele ano, passou a funcionar na Capital a primeira Unidade no Instituto Florestal. Um oficial e 27 praças do que hoje é o 1º Batalhão de Polícia Ambiental, “a mais antiga força policial da defesa ambiental da América Latina”. O CORONEL ODILON lutou na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. O sepultamento será amanhã, às 11 horas, no Cemitério GETHSÊMANI, e a missa de 7º dia na Igreja Nossa Senhora do Brasil, às 11 horas do dia 18 de agosto.
  
A atitude do estudante da Faculdade de Direito da USP ERNST HELLMUTH, de 18 anos, que ontem jogou uma galinha preta na direção da prefeita MARTA SUPLICY, teria provocado o cancelamento de um debate entre os presidentes nacionais do PT e do PSDB, JOSÉ GENOINO e JOSÉ ANÍBAL, marcado para o dia 18 de agosto. A informação é do presidente do CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO, ADEMIR PICANÇO, que recebeu um documento do líder petista comunicando que não iria ao evento, que faz parte da programação de comemoração do centenário do CA. A assessoria de GENOINO diz que houve coincidência de datas com uma reunião do PT. Na Faculdade, entre os colegas, as opiniões se dividiam. Para DIEGO LOSADA VIEITEZ, de 21 anos, que estuda na classe de  HELLMUTH, o colega tornou-se uma espécie de herói. “Ele foi corajoso. O COVAS passou por coisas piores”. Já para EDUARDO ALBUQUERQUE, de 19 anos, a atitude foi agressiva, mas não teve a intenção de ofender. PEDRO WOLANSKI, de 19 anos, um dos criadores do PARTIDO FEUDAL, que disputa a presidência do XI DE AGOSTO e da qual HELLMUTH faz parte, disse que se tratou de um protesto irreverente e “estritamente político”. O ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, assumiu que cometeu gafe ao dizer que jogar a galinha contra MARTA era o mesmo que jogar um veado contra um homem.

A cidade de PORTO FERREIRA, no norte do Estado, a 230 km de SÃO PAULO, vive o maior escândalo de sua história. Sete vereadores, 15 empresários e comerciantes do município estão na mira da Polícia Civil. Eles estão sendo investigados por denúncias de abusos contra garotas de 14 a 16 anos durante festas vespertinas em ranchos e chácaras. O delegado MAURÍCIO SPONTON RASI, responsável pelas investigações, indiciou, até hoje, quatro pessoas. Uma delas é o garçom e suplente de vereador VÁLTER OLIVEIRA MAFRA, de 42 anos. Ele está foragido, mas com prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça. Os outros indiciados são empresários. MAFRA aliciava meninas na porta da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus DOUTOR DJALMA FORJAZ. O estabelecimento de ensino fica na rua NÉLSON PEREIRA LOPES, 557, a mais movimentada de PORTO FERREIRA. MAFRA é acusado de tirar fotos das adolescentes nuas e seminuas.

O PM MAURO BENEDITO INÁCIO, 40 anos, foi preso hoje acusado de planejar e executar o roubo de um malote com cem mil reais do BANCO DO BRASIL. INÁCIO estava lotado na CASA MILITAR, órgão responsável pela segurança do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, sede do governo e residência oficial do governador GERALDO ALCKMIN. Ele e outros dois PMs – LUCIANO ABRAÃO, 31 anos, do 14º BPMM (OSASCO) e JOSÉ DIONÍSIO DOS SANTOS, 40 anos, do 20º BPMM (BARUERI) – foram presos de manhã, em flagrante, logo após o assalto. O malote foi roubado em um trevo da rodovia RAPOSO TAVARES, quando era transportado da agência do BANCO DO BRASIL de ANGATUBA para um posto em CAMPINA DO MONTE ALEGRE, cidade vizinha. O gerente do banco e uma estagiária transportavam o malote em uma PARATI. O gerente é padrinho da mulher de INÁCIO. Por isso, o PM sabia que o malote era transportado sem segurança adicional e pôde planejar o crime. Ao praticar o crime, foram vistos por alguém, que os denunciou. O trio foi preso minutos depois, em uma estrada vicinal, próximo a uma fazenda. Na noite de hoje, INÁCIO, ABRAÃO e SANTOS seriam levados para o PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES. Deverão ser exonerados e, se condenados, podem pegar de quatro a dez anos de prisão.

Uma celebração à esperança marcou o sétimo dia da morte do jornalista ROBERTO MARINHO. A missa, rezada pelo arcebispo emérito do RIO DE JANEIRO, dom EUGÊNIO SALES, hoje pela manhã, na CANDELÁRIA, reuniu cerca de mil fiéis, entre parentes, amigos e admiradores. A MISSA DA ESPERANÇA durou uma hora e contou com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Coral Sinfônico CALÍOPE e da solista ROSANA LAMOSA, que interpretaram o “RÉQUIEM”, de MOZART, sob regência do maestro YERUHAM SCHAROVSKY.
Entre os presentes estavam os senadores ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, MARCO MACIEL, TASSO JEREISSATI, SÉRGIO CABRAL FILHO e ARTHUR VIRGÍLIO. Representando a Academia Brasileira de Letras, estavam a escritora NÉLIDA PIÑON e o professor ARNALDO NISKIER. Entre os artistas e jornalistas da GLOBO, incluíam-se os apresentadores WILLIAM BONNER, FÁTIMA BERNARDES, GALVÃO BUENO e GLÓRIA MARIA; e as atrizes RUTH DE SOUZA, REGINA DUARTE, BETTY FARIA, REGINA CASÉ e EVA WILMA. O vice-governador do RIO, LUIZ PAULO CONDE, representou o Governo do Estado. A comediante DERCY GONÇALVES deixou de lado a irreverência para saudar o jornalista: “Tenho o privilégio de poder dizer que acompanhei o início da ascensão profissional do doutor ROBERTO MARINHO e nunca tive dúvida da sua capacidade e do seu sucesso empresarial, pois sempre via no seu olhar as marcas de quem nasceu predestinado a ser um vitorioso”, afirmou DERCY. A escritora GLÓRIA PEREZ falou sobre a importância de ROBERTO MARINHO: “Só depois que uma pessoa morre conseguimos perceber sua importância. Só agora percebemos a medida exata do que ele significou para o País. Foi o homem que levou o BRASIL para o mundo”.  VIVIANE SENNA, presidente do Instituto AYRTON SENNA, também acompanhou a missa ao lado do presidente da FIESP, HORÁCIO LAFER PIVA.

Hoje, de surpresa, MILTON NEVES deixou o comando do CIDADE ALERTA, na RECORD, passando o bastão para OSCAR ROBERTO DE GODOY. A mudança, que chegou a ser cogitada meses atrás, se consolidou a pedido de HONORILTON GONÇALVES, bispo que volta à emissora no cargo de Superintendente Executivo e de Produção – especialmente criado para ele. A intenção da troca é que MILTON NEVES volte a comandar apenas os programas esportivos da rede, além do game show ROLETA RUSSA. Em breve, MILTON NEVES volta a apresentar o DEBATE BOLA.

O BRASIL conquistou mais quatro medalhas de ouro, hoje, no PAN-AMERICANO DE SANTO DOMINGO. Agora, o País tem 23 e está muito perto de ultrapassar a marca dos 25 ouros conquistados em WINNIPEG-99. Outro destaque do dia foi a participação heróica de CAROLINA DE MORAES no nado sincronizado. Mesmo com o pé direito quebrado, ela foi para a piscina e deu um show de garra ao lado da irmã ISABELA. No futebol, a seleção bateu o MÉXICO e vai brigar pelo ouro com a ARGENTINA.

A forte onda de calor que assola a FRANÇA nestes últimos dias, e já causou mais de cem mortes, surpreendeu o governo –  desmobilizado pelas férias de verão. O presidente JACQUES CHIRAC está no CANADÁ, o primeiro-ministro JEAN-PIERRE RAFFARIN na região da SAVOIE e os ministros, espalhados pelas praias da BRETANHA e da CÔTE D´AZUR. Eles demoraram para atender a grande parte da população que, sem condições de sair de férias, sofre os efeitos da canícula que se concentra sobre o País – a mais forte desde 1947. Os hospitais estão lotados e, em alguns casos, já há falta de leitos para os pacientes.

Dois homens-bomba palestinos desfecharam hoje ataques suicidas, num intervalo de cerca de 40 minutos, em ISRAEL e na CISJORDÂNIA, matando dois israelenses e ferindo onze. Os atentados expuseram mais uma vez a fragilidade do mapa da estrada, o mais recente plano de paz para a região, e a trégua unilateral de três meses declarada em 29 de junho pelas organizações palestinas. Os ataques suicidas foram os primeiros desde 7 de julho. O primeiro-ministro israelense, ARIEL SHARON,  voltou a exigir o desmantelamento dos grupos radicais e reiterou que “continuará com a luta antiterrorismo porque a Autoridade Palestina não leva a sério essa tarefa. A libertação de 76 prisioneiros palestinos, marcada para hoje, foi suspensa. Além disso, o Exército cercou NABLUS e impôs o toque de recolher nas aldeias ao redor.

INFECTADOS pelo vírus MSBlast cem mil computadores em menos de 24 horas. A praga virtual, também conhecida como LOVESAN, explora uma falha do sistema operacional WINDOWS e traz uma mensagem de amor embutida em seu código.

PRESO sob a acusação de tentar extorquir a atriz CAMERON DIAZ, o fotógrafo JOHN RUTTER. Ele quis vender à atriz fotos e um videoteipe do tempo em que ela ainda não era famosa, por 3,3 milhões de dólares. Nas fotos a atriz aparece de topless. Se condenado, RUTTER pode pegar até seis anos de prisão, Em LOS ANGELES.

PRESA MARÍA JÚLIA ALSOGARAY, secretária de Recursos Naturais da ARGENTINA durante o governo de CARLOS MENEM, acusada de malversação de recursos públicos. Ela responde a outros processos por enriquecimento ilícito e fraude contra a administração pública e estava em liberdade sob fiança. Em BUENOS AIRES.

A CÂMARA DOS DEPUTADOS da ARGENTINA aprovou nesta terça-feira a anulação de duas leis que anistiavam os militares acusados de tortura e assassinatos de presos políticos ao longo da ditadura naquele País (1976-1983). A revogação das leis de Obediência Devida e Ponto Final, aprovadas sob pressão dos militares na década de 80 no governo de RAÚL ALFONSÍN, ainda depende do Senado e da Corte Suprema. Mas a sua derrubada na Câmara e a pressão popular foram o primeiro passo para a ARGENTINA começar a revirar pelo avesso a sua história de repressão militar. Caso as leis sejam mesmo anuladas, cerca de 2,5 mil militares tornam-se passíveis de ser julgados por violações aos direitos humanos e assassinato de aproximadamente 30 mil civis. A lei de Obediência Devida perdoou os militares que cumpriam ordens ao participar da repressão e a lei do Ponto Final proibiu a Justiça de aceitar novas denúncias de violações.

DIÁRIO OFICIAL DE 12 DE AGOSTO PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM DARIO LÁZARO DA SILVA, comandante do 15º BPM/I e do MAJOR PM CONRADO MILTON ZÁCARA JÚNIOR, subcomandante do 7º BPM/M.
TENENTE-CORONEL PM DARIO LÁZARO DA SILVA nasceu no dia 25 de fevereiro de 1951. Entrou na PMESP em 28 de maio de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 15 de dezembro de 1997; Tenente-Coronel  -
MAJOR PM CONRADO MILTON ZÁCARA JÚNIOR. Nasceu em 13 de março de 1953. Entrou para a PMESP em 27 de setembro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1982; 1º Tenente – 24 de maio de 1986; Capitão – 15 de dezembro de 1991; Major –

ASSISTO no SBT – BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS, de 1998, dirigido por STEPHEN NORRINGTON, com WESLEY SNIPES, STEPHEN DORFF, KRIS KRISTOFFERSON, TRACI LORD e UDO KIER. Primeiro filme da série com WESLEY SNIPES como o caçador de vampiros do título. O personagem foi criado por MARY WOLFMAN e faz parte do repertório de heróis ambivalentes da MARVEL COMICS. BLADE foi contaminado ao nascer e agora é meio homem, meio monstro, podendo trafegar entre os universos de luz e das sombras. O segundo filme, dirigido por GUILLERMO DEL TORO, é mais espetacular, feito com mais recursos (e efeitos especiais), mas o primeiro já traz a essência da série. BLADE é bom de espada e um ás das artes marciais, usando essas armas contra os sugadores de sangue. Por falar em sangue – corre um rio neste filme. E se reparar bem, chegará a conclusão que o herói  (?) é um assassino sanguinário como o CHARLES BRONSON da série DESEJO DE MATAR, por exemplo.

2 004  :  -    QUINTA-FEIRA
Cumprimentamos logo cedo o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, que hoje está completando QUARENTA E OITO ANOS. Ele se encontra em gozo de liçença-prêmio durante este mês de agosto.
Recebo um telefonema do advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Diz ele que manteve um contato com o CORONEL MENDES e ficou sabendo dos acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o que pretendemos fazer para moralizar o MMDC, começando pela reforma do ESTATUTO. O pontapé inicial disso será dado no próximo dia 26, quinta-feira, quando teremos a reunião do CONSELHO SUPREMO. Depois teremos um prazo suficiente para fazer outras modificações no ESTATUTO, quando, na reunião de outubro, o CONSELHO SUPREMO tomará a medida necessária para a convocação da ASSEMBLÉIA GERAL para aprovação do novo ESTATUTO. Falamos sobre o seu artigo publicado no PEDAÇO DA VILA.
Já na cidade, após fazer uma viagem estranha, com muito sono, ruim da gripe, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Estou acompanhando as reportagens no DIÁRIO OFICIAL referente aos dias que antecederam a morte de GETÚLIO VARGAS, desde o dia 5 de agosto, quando aconteceu o CRIME DA RUA TONELERO.
No MMDS, os oficiais já estão em destino. Apenas ali encontro o AMÉRICO. Somente depois das 15 horas é que chega RONALDO, acompanhando o VICTÓRIO. Como tinha marcado o encontro com o CORONEL MENDES, às 15 horas, no MMDC, nesse horário chego na Sociedade. Meu colega está engarrafado no trânsito caótico da cidade por causa da passeata da CENTRAL DOS MOVIMENTOS DE MORADIA. Essa passeata vem da PRAÇA JOÃO MENDES e passa pela frente da Sociedade. Um batalhão de PMs faz uma verdadeira ala de proteção para os SEM-TETO que hoje resolveram fazer um movimento de arrasar com o trânsito. O Cel MENDES chega depois das 16 horas. Vamos então para a Assembléia Legislativa, a fim de encontrar WÁLTER TAVERNA, doutora CÉLIA, doutor ROMAGNOLI e doutora JANAÍNA. Quem nos atende é o Deputado Estadual GIBA MARSON, do Partido VERDE. Doutora CÉLIA expõe a problemática do TÚNEL NOVE DE JULHO e a falta de lei para tombamento de nomes, conforme a notícia dada pelo CONDEPHAAT naquela reunião que participamos recentemente. O deputado GIBA atende-nos com muita atenção e se prontifica a trabalhar nesse sentido. Aproveito também essa oportunidade para falar da tal PENSÃO ESPECIAL dos ex-combatentes de 32, emprenhada por causa do PROJETO DE LEI 129/99, vetado pelo Governador em 2001 e cujo veto ainda não foi apreciado pela Assembléia, muito embora conste da ORDEM DO DIA em regime de urgência (?).  O deputado GIBA pede para que eu mande um ofício da Sociedade, endereçada ao líder do PARTIDO VERDE na Assembléia, Deputado RICARDO CASTILHO. Deixamos a Assembléia já bem tarde. O advogado ROMAGNOLI entrega-me dados do processo 000.04.004418-1, com as últimas cinco movimentações. Uma dessas movimentações no processo é o despacho proferido pela juíza, que já tinha sido mostrado pelo GENERAL BUENO naquela reunião última na CARNIDE. O que me interessa é o despacho da juíza, proferido em 1º de julho, que me exclui do pólo passivo da demanda, onde ela acolhe a preliminar de ilegitimidade passiva minha. Isso é muito bom, pois estava atrás dessa sentença já há alguns dias. Como a advogada JANAÍNA vem para GUARULHOS, aproveito a “carona” para retornar para casa. Conta-me ela que em GUARULHOS há uma pessoa que quer fundar um clube recreativo com o nome de MMDC. Preciso verificar o estatuto desse clube para ver se isso é possível. Fundar-se-ia até um time de futebol com a sigla MMDC.  
Já em casa, recebo um telefonema do WÁLTER TAVERNA. Diz ele que a festa do bolo na Rua SANTA CRUZ, marcada para segunda-feira, dia 16, pelo restauro da CASA MODERNISTA, pela Secretaria da Cultura, foi adiada para quarta-feira, dia 18, a pedido do governador GERALDO ALCKMIN, que quer comparecer na solenidade.

A estréia do atacante OSMAR, no PALMEIRAS, foi até melhor do que o próprio atacante esperava. Com dois gols –um de oportunismo, outro de habilidade-, ajudou a equipe a derrotar o FLUMINENSE por 3 a 2, de virada, no PALESTRA ITÁLIA, e restabelecer a paz com a torcida. O lateral-esquerdo LÚCIO, muito criticado após a derrota para o GOIÁS, fez o gol decisivo, que deixou o time em quarto lugar, com 40 pontos, um a menos que os líderes SANTOS, PONTE PRETA e SÃO PAULO.
A festa do CENTENÁRIO do BOTAFOGO, comemorado hoje, não foi das melhores. Para desolação de seus torcedores, o alvinegro carioca desperdiçou mais uma boa oportunidade de sair da zona do rebaixamento do BRASILEIRO, ao empatar com o ATLÉTICO PR por 1 a 1. Ainda tivemos  hoje: SÃO CAETANO 1 x ATLÉTICO MINEIRO 1; CORITIBA 1 x CRICIÚMA 0.

O ex-pugilista JOSÉ ADILSON RODRIGUES DOS SANTOS, o MAGUILA, 46 anos, envolveu-se em um acidente de trânsito, hoje à noite, na altura do número 7.065 da ESTRADA DE SANTA ISABEL, em ITAQUAQUECETUBA, na GRANDE SÃO PAULO. O MONZA, dirigido por MAGUILA, ex-campeão brasileiro dos pesos pesados, bateu contra uma moto HONDA CG125 que trafegava em sentindo contrário. O motociclista ISRAEL ÉDSON ROCHA DA SILVA, de 30 anos, teve de ser socorrido pelo resgate do CORPO DE BOMBEIROS. O rapaz foi levado para o Pronto-Socorro do Hospital SANTA MARCELINA, na mesma cidade, e não corre risco de morte. MAGUILA, que estava a caminho de sua chácara, nada sofreu.

O deputado PASCHOAL THOMEU, candidato a prefeito de GUARULHOS pelo PTB, deixou o INCOR na manhã desta quinta-feira, e está repousando em casa. Mostra-se bem disposto e ansioso para retomar suas atividades parlamentares e a campanha eleitoral.
 
INTERNADO o cantor e compositor ZECA BALEIRO, com fraturas na face e em uma costela, em decorrência da queda em um ônibus, em SP.

Troca de tiros entre a polícia e pelo menos quatro criminosos armados com uma submetralhadora, pistolas e um revólver deixou duas pessoas feridas e causou pânico, hoje, no JABAQUARA, zona sul de SÃO PAULO. Durante o confronto, dois criminosos, de 15 e 16 anos, foram mortos. Uma diarista que estava na calçada foi baleada e uma comerciante acabou atingida pelos estilhaços quando um ônibus era alvo de tiros. Dois criminosos foram atingidos pelos PMs. Um deles, ferido na perna e portando a submetralhadora, ainda conseguiu invadir uma empresa de coleta de lixo. Ele pulou do segundo andar do edifício sobre um barraco na favela BEIRA RIO – onde acabou preso. Os dois adolescentes morreram no Hospital JABAQUARA.

A marcha “AVALANCHE PELO SIM”, que marcou o encerramento da campanha dos opositores do presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, para o referendo revogatório de domingo, reuniu centenas de milhares de pessoas vindas de cinco pontos da área metropolitana de CARACAS. O especialista em medição populacional ÍTALO LUONGO estimou, para a RÁDIO UNIÓN, em mais de 500 mil o total de participantes. Já os organizadores anunciaram a participação de 1,5 milhão.

Apoiados por aviões, helicópteros e tanques, fuzileiros navais americanos ocuparam hoje o coração de NAJAF, no SUL do IRAQUE, dispostos a expulsar da cidade sagrada os milicianos do Exército do MAHDI, seguidores do clérigo radical xiita MOQTADA AL-SADR. Soldados invadiram a casa do líder, que se refugiou, com centenas de rebeldes, na MESQUITA DO IMÃ ALI, um dos lugares mais sagrados do xiismo no mundo. Em 24 horas, 97 pessoas morreram em confrontos pelo país. Milhares de pessoas saíram às ruas em protesto em BAGDÁ e em BASRA, no sul. Procurando tranqüilizar os iraquianos, militares americanos garantiram que a MESQUITA DO IMÃ ALI não seria atingida. Danos ao templo poderiam enfurecer a majoritária população xiita. Aviões e helicópteros cercaram posições de milicianos no cemitério onde eles se concentram. No fim da tarde, aviões bombardearam alvos próximos à casa de SADR, enquanto fuzileiros navais trocavam tiros com milicianos. Os confrontos se estenderam a KUTT, no sudeste, onde pelo menos 72 pessoas morreram em ataques aéreos americanos e batalhas entre policiais   iraquianos e milicianos. O Ministério da SAÚDE disse que 25 pessoas morreriam em BAGDÁ.

ANULADOS cerca de quatro mil casamentos entre homossexuais realizados na cidade de SÃO FRANCISCO, nos EUA. A Suprema Corte da CALIFÓRNIA considerou que o prefeito da cidade não tinha autoridade para conceder as certidões de união. Em SÃO FRANCISCO.

MORRERAM 115 pessoas após a passagem do tufão RANANIM pela província chinesa de ZHEJIANG, em WENLING, ao sul de XANGAI.

O secretário da penitenciária onde está preso o inglês IORWORTH HOARE, DAVID BLUNKETT, informou o que vai acontecer daqui para a frente com o milionário recente. A sorte de HOARE, que ganhou 13 milhões de dólares na loteria de LONDRES, virou azar: ele será transferido para uma prisão especial de segurança máxima. As suas saídas serão canceladas porque agora ele pode financiar a sua fuga. O governo usará boa parte desse dinheiro para indenizar a sua vítima (HOARE foi condenado por estupro).
           
2 005  :   -   SEXTA-FEIRA
LUCINDA acorda-me por volta das 9 horas. Conta-me que a MARLENE foi ao Pronto-Socorro de GUARULHOS, pois a gripe que contraiu na segunda-feira a judiou durante toda a semana e, até agora, não foi contornada. Vou sair de casa depois das 11 horas e ela permanece ali, sendo submetida a vários exames.
Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 13 horas. Ouço pela funcionária LILIAN o que aconteceu ontem, quando “sumiu”, de maneira muito estranha uma quantia em dinheiro de uma das gavetas onde ela trabalha. Raciocinando de ontem para hoje, percebo que há um sujeito no MMDC que procura, maquiavelicamente, pequenas encrencas para criar animosidade no nosso meio. Ao “furtar” uma quantia insignificante em dinheiro, o seu propósito é o de gerar desconfiança entre as funcionárias e, com isso, desestabilizar a diretoria executiva. Outros fatos mesquinhos e sujos já aconteceram na Sociedade, inclusive com o furto muito interessante de aparelhos que permitiam a nossa comunicação, em julho de 2004. A finalidade foi a de neutralizar o trabalho da Sociedade. É um sujeito asqueroso, de baixo nível moral e que pretende criar “rachas” no nosso meio.
Vou almoçar com os oficiais do MMDS, mas logo retorno para a Sociedade, pois teríamos a visita do CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES, deputado estadual, e sua secretária KARINA. Já os encontro conversando com o presidente GINO STRUFFALDI e com o CORONEL PM Res MENDES. Tanto o UBIRATAN como dona KARINA se associam ao MMDC e prometem nos ajudar. O mais importante seria que o Projeto de Lei 129/99 saísse da pauta da Assembléia, onde, depois de vetado em 2001 pelo governador, retornou para a Assembléia. Entrou em regime de urgência na ORDEM DO DIA, em 2001, e, até agora não foi decidido se o veto seria rejeitado ou haveria concordância e o projeto seria arquivado. O UBIRATAN promete rever esse problema. Considera-se uma tarde histórica a de hoje, onde, desde que estou na Sociedade, desde 1996, é a primeira vez que um deputado comparece para conversar com a Diretoria Executiva. É bem verdade que o deputado ÉDSON FERRARINI se associou a nós já há alguns anos, mas isso decorreu em virtude dele nos solicitar a imortalização dos restos mortais de seu pai, IDELO FERRARINI, um dos heróis de 32. O FERRARINI nada fez com relação ao Projeto de Lei em questão, como também não foi atuante no caso do Projeto de Lei do deputado CALDINI CRESPO que cometeu a heresia de colocar um “A” na sigla MMDC. Felizmente, a Lei é inócua, factual, absurda portanto. Não é levada em consideração. Mas o FERRARINI poderia ter evitado esse absurdo.
Após a despedida do deputado UBIRATAN e dona KARINA, pouco tempo ficamos na Sociedade, pois o MENDES está com pressa de se afastar da área do rodízio de carros. Deixa-me na ARMÊNIA, como de costume, e com isso encerramos uma sexta-feira proveitosa para os destinos de nossa Sociedade.
Em casa, LUCINDA está alarmada com o tempo em que MARLENE permanece no PRONTO-SOCORRO. Fez vários exames e alguma coisa surgiu nos mesmos, pois alguns deles estão sendo repetidos. Uma colega da MARLENE é chamada pela LUCINDA para ficar ao seu lado. A MARLENE mantém contatos telefônicos com a mãe, dizendo o que está acontecendo. MARLENE retorna depois da meia-noite. Diz ela que teve uma crise violenta de diabetes, alcançando mais de 500 pontos na escala de glicose. Medicada, a taxa baixou para 330, mas ainda é muito alta. Deverá retornar ao PRONTO SOCORRO, amanhã, em jejum.

O DIÁRIO DE SÃO PAULO de hoje publica uma manchete que me surpreende, face os contatos que tenho com o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO. Diz essa manchete: “INSTITUTO CENTENÁRIO É PROIBIDO DE VENDER SEUS BENS PELA JUSTIÇA”. Caso descumpra a decisão e venda qualquer item de seu acervo sem a autorização do Governo, entidade fica sujeita a multa diária de R$2 mil.
“O centenário Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO (IHGSP) foi proibido pela Justiça de vender ou transferir qualquer item de seu acervo – composto de documentos, livros raros, peças de couro, vidro, madeira, cerâmica e porcelana, incluindo exemplares do século XVI – sem prévia autorização do Governo. Caso descumpra a determinação, o instituto ficará sujeito a multa diária de R$2 mil.
A decisão, assinada ontem pelo juiz ADRIANO MARCOS LAROCA, da 6ª Vara da Fazenda Pública, atende parcialmente ao pedido do Ministério Público, que propôs uma ação civil pública para garantir a manutenção dos bens. Há anos em dificuldades financeiras, o instituto esteve recentemente mergulhado em turbulências mais sérias quando a diretoria decidiu leiloar obras e alugar o auditório da sede para levantar recursos. Segundo CARLOS ALBERTO SALLES, promotor de Justiça encarregado do caso, o Ministério Público quer o tombamento do acervo, que é de propriedade privada, mas considerado de interesse coletivo por seu valor histórico e cultural. Quanto a essa solicitação, o juiz LAROCA afirmou que “nada impede que o Estado de SÃO PAULO promova imediatamente o inventário e o registro dos bens do acervo da associação, inclusive tomando medidas de conservação de tais bens”.
Junto com a ação civil pública, o promotor propôs uma liminar para que houvesse intervenção no instituto, com convocação de novas eleições para o conselho administrativo, e para que o acervo passe para a tutela da Secretaria de Estado da Cultura. No documento enviado à Justiça, SALLES afirma que o instituto passa por uma fase de anormalidade que o impede de garantir a manutenção de seus bens. O juiz rejeitou a nomeação de um administrador provisório por considerá-la “juridicamente impossível”.
A presidente do IHGSP, NELLY CANDEIAS, reconhece que a entidade enfrenta dificuldades financeiras. “Mas estamos tomando todas as medidas cabíveis para a manutenção do acervo, como diminuir o número de funcionários e eventualmente alugar o auditório. Se algumas peças foram vendidas, foi para assegurar a existência do instituto, que não recebe verba pública”.
Em sua opinião, as acusações que fundamentaram o pedido do MP se originam de “divergências políticas no interior do IHGSP”. É uma referência ao desembargador AUGUSTO MOTA FERRAZ DE ARRUDA, eleito secretário-geral da instituição na mesma chapa que ela. Segundo ARRUDA, após tomar posse, em janeiro, ele verificou irregularidades e comunicou a toda diretoria do instituto, que renunciou. ARRUDA também denunciou a presidente por má gestão em documento entregue ao MP e ao GAECO (GRUPO DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO). “Constatei o desaparecimento de quase cem obras, inclusive a venda de um quadro de BENEDITO CALIXTO que é tombado pelo CONDEPHAAT”, diz ARRUDA. CANDEIAS refuta as acusações de que o instituto está dilapidando seu patrimônio e concorda com o cadastro de peças pelo governo e o controle pela Secretaria da Cultura “desde que no sentido de ajudar”. Mas discorda do tombamento do acervo, o que “imobilizaria o IHGSP e tiraria sua autonomia”.
O IHGSP foi fundado em 1884 pela elite paulista – o arquiteto FRANCISCO DE PAULA RAMOS DE AZEVEDO, o senador BERNARDINO DE CAMPOS, o economista CINCINATO BRAGA e o engenheiro THEODORO SAMPAIO – e é fonte segura para historiadores, professores e estudiosos.
Mantenedor de quatro museus – o da Revolução de 32, o da Segunda Guerra Mundial, o de SANTOS DUMONT e o do IMPÉRIO – e de uma biblioteca de livros raros, o instituto possui mais de 70 mil volumes, oito mil títulos de jornais e periódicos que datam do surgimento da imprensa aos dias de hoje, além de documentos de dom PEDRO II e da PRINCESA ISABEL. Lá estão ainda bandeiras e fardões do tempo do IMPÉRIO, a primeira planta da Capital e arquivos como os do pintor BENEDITO CALIXTO. Os problemas jurídicos não começaram neste ano. Em 2003, chegaram ao Ministério Público denúncias contra a presidente NELLY CANDEIAS, encaminhadas por ROBERTO MACHADO DE CARVALHO, ex-presidente do instituto. Ele ainda denunciou, na 13ª Vara Cível de SÃO PAULO, a suposta venda irregular do quadro “FORTE DE CABEDELO”, de BENEDITO CALIXTO, e a destruição de documentos históricos.

Após recusar diversas ofertas para trabalhar em HOLLYWOOD, WÁLTER SALES (“DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”) finalmente escolheu um projeto: o terror psicológico “ÁGUA NEGRA”. Com um elenco consagrado e uma equipe talentosa, ele só precisava mostrar que, além de emocionar a platéia, sabia dar sustos nela. Em vez disso, construiu um drama familiar.
Durante um complicado processo de divórcio, a emocionalmente instável DAHLIA (JENNIFER CONNELLY) muda-se com a filhinha para um apartamento caindo aos pedaços. O maior problema é um vazamento de água, que vem do andar acima, onde não há ninguém morando.
Quem acompanha a carreira de SALLES, só reconhece sua assinatura pela boa direção de atores. Além de JENNIFER, emprestam dignidade ao filme atores de respeito como JOHN C. REILLY, TIM ROTH, PETE POSTLETHWAITE e DOUGRAY SCOTT. E o diretor de fotografia AFFONSO BEATO, também “produto de exportação” nosso, cria uma ambientação sufocante.
Mas “ÁGUA NEGRA” ainda é apenas mais uma história de terror japonesa com uma versão americana. O diretor brasileiro resolveu dar mais importância à relação entre mãe e filha a dar motivos para o espectador pular de medo na poltrona. O FILME entra em cartaz nesta sexta-feira.

MALU MADER deixou a Unidade de Tratamento Intensivo hoje e deve receber alta amanhã cedo. Ela está internada no Hospital de Caridade, em FLORIANÓPOLIS (SC), desde a manhã da última quinta-feira, quando sofreu convulsão provocada por um cisto alojado em sua cabeça. O cisto é benigno e que por isso não há necessidade de removê-lo com cirurgia. MALU vai consultar um médico particular em SÃO PAULO ou no RIO DE JANEIRO para optar por um tratamento específico para o problema. O cisto se localiza na parte frontal da cabeça, mas fora do cérebro. MALU viajou para FLORIANÓPOLIS a fim de acompanhar o marido, o guitarrista TONY BELLOTTO, que realizou dois shows com a banda TITÃS, na cidade. Ainda não se sabe se o imprevisto vai tirar MALU MADER do elenco de JK, minissérie que contará a história do ex-presidente JUSCELINO KUBITSCHEK e que a TV GLOBO exibirá a partir de janeiro. A atriz estava escalada para viver a personagem MARISA, uma síntese de todas as mulheres que foram apaixonadas pelo político, interpretado por WÁGNER MOURA quando jovem e por JOSÉ WILKER na fase madura.

Parte da quadrilha responsável pelo roubo dos 164,7 milhões de reais do BANCO CENTRAL de FORTALEZA já está em SÃO PAULO. A Polícia Federal descobriu que suspeitos compraram dez passagens aéreas em um guichê da TAM, no Aeroporto Internacional PINTO MARTINS, com destino à Capital paulista. O pagamento foi feito com notas de 50 reais. A tese de que os assaltantes já estão longe do CEARÁ é reforçada pela localização de uma PAJERO comprada pelo bando em FORTALEZA, no sábado passado. O carro estava próximo ao Crematório de VILA ALPINA, na zona leste da Capital paulista.

Um policial militar da reserva matou hoje com cinco tiros um assaltante que invadiu sua casa e manteve a filha dele na mira de um revólver calibre 38, em RUDGE RAMOS, SÃO BERNARDO DO CAMPO, ABC. MARCOS CAJUEIRO, 20 anos, morreu no PRONTO-SOCORRO de RUDGE RAMOS. Ele havia saído fazia pouco tempo da cadeia, onde cumpriu pena por porte ilegal de arma. O rapaz rendeu a filha de 23 anos do PM quando ela chegava a pé à residência na rua ALMIRANTE BARROSO. No imóvel, o rapaz ficou o tempo todo com a arma apontada para a cabeça da garota enquanto exigia que o policial militar abrisse as gavetas de um criado-mudo e retirasse objetos de valor. Quando o PM abriu a terceira gaveta, onde guardava um revólver calibre 38, CAJUEIRO se assustou ao ver a arma e deu um passo para a frente. Apontando o revólver que carregava para o policial, ele apertou o gatilho por duas vezes, mas as balas não saíram. O PM, então, pegou a arma da gaveta e atirou no rapaz. Ferido, ele apertou o gatilho do seu revólver por mais duas vezes na direção do PM. A arma novamente falhou. Mesmo depois de levar cinco tiros, CAJUEIRO partiu para cima do policial. A briga continuou pelo corredor da casa. Rolaram a escada e só foi morrer na sala. CAJUEIRO ficou aproximadamente dez minutos com a filha do PM refém até ser baleado. Seu revólver estava municiado com cinco balas. Ele deu quatro tiros que falharam.   

Cerca de 100 barracos da favela ZAKI NARCHI, em SANTANA, zona norte da Capital, foram destruídos por um incêndio que começou por volta das 23:30 horas de ontem. O fogo se alastrou rapidamente e deixou aproximadamente 350 pessoas desabrigadas. A maior parte dos moradores dos barracos atingidos perdeu tudo o que tinha. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros não identificaram o que causou o incêndio.

O bicampeão olímpico ROBERT SCHEIDT conquistou seu 100º título na classe laser. A marca foi atingida hoje, em CARTAGENA, na ESPANHA, ao garantir o título europeu. Nas dez regatas disputadas desde domingo, dia 7, SCHEIDT venceu três. Em toda carreira, coleciona 121 títulos. Além das medalhas de ouro olímpicas, SCHEIDT é tricampeão Pan-Americano E 11 vezes campeão brasileiro. O desafio do velejador será o Campeonato Norte-Nordeste, no mês que vem, em FORTALEZA. A disputa servirá de preparação para o MUNDIAL DE LASER, que será disputado na mesma raia.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que o PT o traiu e que o partido e o governo devem pedir desculpas ao País. “Eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia”, disse ao discursar na abertura da reunião ministerial. Mas não citou quem o traiu. Aguardado com ansiedade, o discurso foi recebido mais com críticas do que com aplausos. Até petistas históricos fizeram ressalvas. O presidente do PT, TARSO GENRO, disse que o pronunciamento foi “insuficiente”, embora tenha ressalvado que esse deve ser apenas o primeiro de uma série sobre a crise política. Outro petista, CRISTÓVAM BUARQUE, lamentou que LULA tenha falado apenas para os ministros: “Ele não olhou nos olhos e não disse o que fazer. Ele tinha que falar para o povo”. Para o presidente da FIESP, PAULO SKAF, “o discurso não foi satisfatório, nem insatisfatório, não acrescentou novidades”. O presidente da FORÇA SINDICAL, PAULO PEREIRA DA SILVA, disse que “LULA demonstra estar alheio à crise”.  

FALECEU o jornalista JOSÉ YAMASHIRO, aos 92 anos, nesta Capital. Natural de SANTOS, jornalista e escritor, era “considerado o primeiro nissei a atuar na imprensa brasileira”. Atuou no JORNAL PAULISTA, UNITED PRESS – atual UPI, FOLHA DA MANHÃ – atual FOLHA DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO. Colaborou ainda em O TEMPO e A GAZETA. De 1954 a 1967 trabalhou na revista VISÃO; de 1960 a 1969 foi editor da revista COOPERCOTIA, da Cooperativa Agrícola de COTIA. Em 1967, tomou parte na fundação do MUNDO ECONÕMICO, publicação da CAC. Em 1969, deixou as duas revistas e de 1970 a 1980 foi diretor de redação da INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO, editada pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de SÃO PAULO. De 1981 a 1983, trabalhou na assessoria empresarial MAIA FARINA, encerrando a carreira de jornalista. No exercício da profissão viajou por quase todos os estados brasileiros e visitou a EUROPA, JAPÃO e  EUA. Estudioso da história do JAPÃO deixa publicados vários livros.
Ultimamente, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC procurou um descendente de japonês que teria participado do Movimento Constitucionalista e o advogado ROMAGNOLI encontrou o nome de JOSÉ YAMASHIRO. Isso foi comunicado ao vereador AURÉLIO NOMURA e pretendíamos homenageá-lo mas  a notícia de sua morte atrapalhou todos os nossos planos.             
MIKE TYSON volta a se envolver em um escândalo. O ex-campeão mundial dos pesos pesados é acusado de agredir, há uma semana, a camaronesa FLORENCE BOTOLI, de 33 anos, após ela ter se recusado a manter relações sexuais com ele. A vítima teria conhecido TYSON em uma discoteca em PORTO CERVO, na ITÁLIA. O ex-lutador teria coagido FLORENCE a ir para um iate, onde havia muita bebida e outras mulheres. TYSON teria proposto à acompanhante que fossem para um quarto. Como ela se recusou, TYSON ficou furioso e a agrediu diversas vezes. A camaronesa fugiu do local com a ajuda de seguranças. TYSON já se envolveu em vários casos de polícia. Em 1992, foi condenado a três anos de prisão por ter estuprado a modelo DESIREÉ WASHINGTON. Em 1999, voltou a ser preso, depois de agredir dois motoristas em um acidente de trânsito.

Novo escândalo na Igreja Católica dos EUA. O monsenhor EUGENE CLARK, de 79 anos, abade da catedral de St. PATRICK, de NOVA YORK, renunciou ao cargo. Ele é acusado de ter um caso amoroso com sua secretária LAURA DEFILIPPO, de 46 anos. O marido dela diz ter uma fita de vídeo onde o padre aparece com sua mulher – de quem está se divorciando – saindo de um hotel. CLARK nega. O escândalo teve inicio na semana passada, quando o nome do religioso foi mencionado na ação judicial que PHILIP DEFILIPPO está movendo, no condado de WHITE PLAINS, para se divorciar da mulher. Embora negue qualquer envolvimento amoroso com a secretária, CLARK preferiu pedir demissão do cargo. O pedido foi aceito pela arquidiocese de NOVA YORK.                      

MORREU a atriz BÁRBARA BEL GEDDES, aos 82 anos, popular por seu papel como MISS ELLIE EWING, a matriarca do famoso seriado de televisão DALLAS. Ela recebeu um EMMY em 1980 como melhor atriz em série dramática. Tinha um câncer no pulmão. Faleceu em MAINE, nos ESTADOS UNIDOS.

O pianista belga FRANCY BOLAND, que formou com KENNY CLARKE a “TOP BIG BAND”, uma das bandas de swing de destaque nos anos 1960, morreu nesta sexta-feira, em GENEBRA. BOLAND tinha 75 anos e lutava contra um câncer. Começou a tocar aos 8 anos. Seu gosto pelo jazz surgiu durante a 2 ª Guerra Mundial, quando trabalhou em rádio.

2 006    :    -    SÁBADO
Pela internet, fico sabendo que o DIÁRIO OFICIAL de hoje está publicando a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM ADILSON DE TOLEDO SOUZA, Comandante do 36º BPMM. Nasceu no dia 27 de março de 1958. Entrou para a PMESP em 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente - 15 de dezembro de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 2002; Tenente-Coronel 24 de maio de 2006. 

CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está completando seu 50º aniversário. Está revoltado. Por causa da terceira onda do PCC esteve de prontidão no quartel até meia-noite. Hoje, data em que faz meio século, deverá retornar ao 43º BPMM às 17 horas. Existe a ameaça de ataques da facção criminosa nesse final de semana, principalmente amanhã, DIA DOS PAIS. Ele está cumprindo os últimos dois meses de vida ativa.

Neste sábado, sem compromissos, posso ler sossegadamente os jornais “O ESTADO”, JORNAL DA TARDE, AGORA e DIÁRIO DE SÃO PAULO. Chamam a atenção a crise no ORIENTE MÉDIO, OS SANGUESSUGAS, a MORTE DOS JOVENS ATLETAS DO SÃO PAULO e as ameaças de um novo atentado na INGLATERRA.

Mais tarde, com problemas nas vistas, sou obrigado a não mais mexer no computador ou ler qualquer coisa. Isso não é nada agradável. Assisto mais uma derrota do CORINTHIANS. Hoje foi derrotado pelo FIGUEIRENSE por 3 a 1, no PACAEMBU. O técnico GENINHO deixou o cargo depois de uma semana repleta de problemas e encerra um ciclo extremamente negativo. Em 11 jogos, conseguiu apenas duas vitórias, um empate e perdeu oito vezes. “Saio sem mágoas ou ressentimentos, mas frustrado por não atingir meus objetivos”, desabafou GENINHO. “Infelizmente o trabalho não rendeu, não aconteceu como esperávamos”.

O repórter da TV GLOBO, GUILHERME PORTANOVA, de 30 anos, e o auxiliar técnico ALEXANDRE COELHO CALADO, de 27 anos, foram seqüestrados por volta das 8 horas, enquanto tomavam café dentro de um carro da emissora, parado em frente à padaria UNIÃO FIALENSE, na Avenida LUÍS CARLOS BERRINI, no BROOKLIN, zona sul da Capital. Os dois foram abordados por uma dupla armada e obrigados a entrar em um VECTRA preto. O carro e o equipamento de televisão não foram roubados. No final da noite, CALADO foi libertado pelos criminosos em SANTO AMARO com um DVD gravado por uma facção  criminosa. A facção teria condicionado a libertação do jornalista à divulgação das imagens. O vídeo foi exibido pela TV GLOBO aos 30 minutos da madrugada. O VECTRA usado no seqüestro fora roubado há duas semanas. Foi achado queimado horas depois na Avenida PORTUGAL, na região do BROOKLIN. O repórter e o auxiliar técnico foram obrigados a entrar num GOL VERMELHO. Há pouco mais de um mês, a equipe da vítimas foi assaltada em um posto de gasolina,

Dois criminosos, que teriam ordens da direção do PCC para executar dois juízes, foram mortos após trocar tiros com a ROTA no início da madrugada, em OSASCO. Depois do tiroteio foi encontrada, no bolso da calça de GETÚLIO ARAKAKI, de 29 anos (um dos bandidos atingidos), uma carta assinada pela facção. No texto, orientações para ARAKAKI e os comparsas localizarem os juízes e matá-los. Um deles é da Capital e outro de OSASCO.   

Após dois dias sem notícias de FIDEL CASTRO, cubanos receberam hoje uma boa informação: o presidente já se levanta da cama e caminha pelo quarto em que se recupera de uma operação intestinal à qual foi submetido no fim de julho. Motivo para iniciar hoje à noite as comemorações pelo 80º aniversário do comandante. Com FIDEL internado há 13 dias e sem aparecer em público desde 26 de julho, vários cubanos, tradicionalmente desacostumados a saber o que se passa internamente em seu governo, mostram-se ansiosos com o aniversário do líder no domingo. Ainda mais porque RAÚL CASTRO, o irmão para quem ele transferiu o poder, tampouco apareceu ou falou à Nação. Oitenta artistas e grupos de várias gerações e gêneros musicais se apresentaram hoje em um concerto pela Pátria. O concerto foi organizado pela União de Jovens Comunistas de CUBA.  

Mais de 20 mil soldados e policiais paramilitares chineses foram deslocados para o sul da CHINA para ajudar na limpeza de ruas e reconstrução de casas que foram destruídas após a passagem do tufão SAOMAI. O tufão foi o mais forte registrado em território chinês em 50 anos. Pelo menos 105 pessoas foram mortas e cerca de 190 estão desaparecidas. Em um dos incidentes, 41 pessoas morreram quando a casa onde eles estavam desabou. As autoridades calculam um prejuízo de 500 milhões de dólares.

Um dos britânicos detidos no PAQUISTÃO por causa de ligações com o suposto plano terrorista descoberto no REINO UNIDO na quinta-feira, dia 10 de agosto, teria sido quem forneceu, durante interrogatório, os detalhes essenciais que permitiram à polícia impedir os ataques terroristas.  RASHID RAUF foi detido no dia 4 de agosto na cidade de BAHAWALPUR depois que os serviços de inteligência britânicos pediram que ele fosse vigiado. Na localidade em que foi detido RASHID RAUF, acredita-se que vivem militantes do JAISH E MOHAMMED, um dos numerosos grupos rebeldes islâmicos pró-paquistaneses que lutam contra as forças indianas na CAXEMIRA e que está relacionado com a rede terrorista AL-QAEDA.

2 007    :    -    DOMINGO     DIA DOS PAIS
FALECEU O CORONEL PM Ref HORÁCIO BOZON. NASCEU NO DIA 9 DE OUTUBRO DE 1924.
Em 1909, em WASHINGTON (EUA), SONORA LOUISE SMART DODD, filha do veterano de guerra, JOHN BRUCE DODD, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o DIA DOS PAIS. SONORA sentia-se orgulhosa do pai por vê-lo superar as dificuldades para criar seis filhos, sem ajuda de ninguém. Então, em 1910, ela enviou uma petição à Associação Ministerial de SPOKANE, além do auxílio da Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro DIA DOS PAIS norte americano foi comemorado em 19 de junho de 1910, data do aniversário de JOHN BRUCE DODD.
A partir de então, a comemoração difundiu-se da cidade de SPOKANE para todo o Estado de WASHINGTON. Em 1924, o presidente CALVIN COOLIDGE, apoiou a idéia de um DIA DOS PAIS nacional e, em 1966, o presidente LYNDON JOHNSON assinou um decreto declarando o terceiro domingo de junho para comemorar a data.
No BRASIL, a idéia de comemorar a data partiu do publicitário SYLVIO BHERING e foi festejada pela primeira vez em 14 de agosto de 1953. A data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais.

O SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR comemora hoje os seus 51 anos. Por ser DIA DOS PAIS e também por ser o aniversário do JOÃO, os cumprimentos são recíprocos nesta manhã. Ele a MARLENE dão-me presentes e há um ambiente festivo em casa. LUCINDA nem precisa se preocupar com o almoço. Nós somos chamados pela SORAYA e NELSON para participar de um churrasco na casa deles. Ali se comemora o DIA DOS PAIS de uma maneira alegre, bastante informal. O NELSON fala dos lances de seu mau negócio ao comprar uma KOMBI toda cheia de defeitos. Não é só a entrada de sete mil reais, que até agora não lhe foi devolvida, mas também um financiamento no banco que ele, segundo tudo consta, vai ter de pagar. O ROMAGNOLI está estudando a problemática. Foi registrado um Boletim de Ocorrência no 6º Distrito Policial de GUARULHOS, mas o estelionatário não compareceu na primeira intimação. Ele prometeu ir amanhã cedo conversar com o escrivão que está cuidando do caso.

O PALMEIRAS prometeu usar do mesmo veneno dos rivais que atuam no PALESTRA ITÁLIA, jogando fechado, em cima dos erros do time da casa. E não só cumpriu a promessa, como se deu bem, vencendo hoje o ATLÉTICO – MG por 2 a 1, de virada, no MINEIRÃO. Com a vitória, o VERDÃO subiu para a quinta colocação, com 30 pontos. MARTINEZ foi o herói da vitória, com os dois gols. EDER LUÍS marcou para o GALO.
O CORINTHIANS bateu hoje o GRÊMIO, no PACAEMBU, do único jeito que o atual time pode ganhar, com o coração em campo, já que técnica, definitivamente, não é o ponto forte do TIMÃO. Pois foi com muita garra que os alvinegros venceram o time gaúcho por 2 a 1, de virada, e saíram da zona de rebaixamento.
O sonho do SANTOS de entrar no G-4, o grupo dos quatro primeiros colocados do BRASILEIRO, virou um pesadelo alvinegro no RIO. Irreconhecível, o PEIXE fez uma das suas piores exibições no campeonato e perdeu por 3 a 0 do desfalcado FLUMINENSE. O resultado encerrou seqüência de três vitórias da equipe de VANDERLEI LUXEMBURGO e a fez cair do sétimo para o oitavo lugar, com 27 pontos.
Um gol polêmico, aos 31 minutos do segundo tempo, deu ao FIGUEIRENSE o empate em 1 a 1 contra o BOTAFOGO, em FLORIANÓPOLIS. O resultado manteve o time carioca na 2ª posição na tabela, com 33 pontos, mas o impediu de se aproximar do líder SÃO PAULO, que tem 40. Outros resultados:AMÉRICA 1 x CRUZEIRO 2; INTERNACIONAL 1 x GOIÁS 0; PARANÁ 0 x VASCO 0.

Mil e trezentos atletas entraram na quadra da ARENA OLÍMPICA, na BARRA DA TIJUCA, na tarde do DIA DOS PAIS, com as medalhas da vida no peito. Todos já vencedores e prontos para viver sete dias de superação de limites, os quais já estão acostumados a derrotar. Mais modesta que o MARACANÃ, a ARENA serviu de palco para a abertura da terceira edição dos JOGOS PARAPAN-AMERICANOS, mas nem por isso recebeu uma festa menos emocionante.
O que se viu hoje foi, numa versão “pocket”, uma releitura da beleza que foi levada para o MARACANÃ no dia 13 do mês passado, na abertura do PAN-AMERICANO. O colorido e as coreografias ficaram novamente a cargo da carnavalesca da IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE, ROSA MAGALHÃES. Talvez o único pecado da festa tenha sido cometido pelas autoridades federais, estaduais e municipais, responsáveis pela distribuição dos convites para a Cerimônia de Abertura, que foram incapazes de lotar o ginásio.
O desfile das 25 delegações foi animado, mas só quando, ao som de BRASILEIRINHO, o nadador CLODOALDO SILVA entrou à frente dos outros 230 brasileiros carregando a bandeira do BRASIL, os convidados reagiram, aplaudiram de pé.
O show de abertura mostrou o RIO e o BRASIL em temas diurnos e noturnos. Com WAVE, de JOÃO GILBERTO, o dia apareceu exibindo a PRAIA DE COPACABANA, e ADRIANA CALCANHOTO, trouxe a noite para a ARENA, cantando BOI DA CARA PRETA.

Depois de eliminar RAFAEL NADAL, na semifinal, o sérvio NOVAK DJOKOVIC aprontou outra zebra hoje, na final do MASTERS SERIES DE MONTREAL. Com muita ousadia no saque, DJOKOVIC venceu o número um do ranking, o suíço ROGER FEDERER. 
 
Seguirá amanhã para exame de DNA um crânio com perfuração de bala encontrado ontem em SÃO GONÇALO, no GRANDE RIO. Uma ligação ao Disque-Denuncia informou que o crânio seria da estudante PRISCILA BELFORT, irmã do lutador VÍTOR BELFORT. Ela está desaparecida desde 2004. “A gente não dá credibilidade máxima a isso, mas temos que verificar tudo o que aparece”, afirmou o delegado ANESTOR MAGALHÃES, que voltou a investigar o crime depois que ELAINE PAIVA DA SILVA apresentou-se ao Ministério Público Estadual na semana passada para confessar o assassinato.

Após 26 dias da maior tragédia da aviação nacional, o Instituto Médico Legal (IML) identificou hoje os corpos do piloto do AIRBUS 1-320 da TAM, KLEYBER AGUIAR LIMA e do co-piloto HENRIQUE STEPHANINI DI SACCO. Os dois estavam no comando da aeronave que colidiu com o galpão da própria empresa próximo ao Aeroporto de CONGONHAS, deixando 199 mortos.
Além do piloto e do co-piloto, o IML também reconheceu hoje os corpos de CHRISTINE ALIAS DE SOUZA, CARLOS GILBERTO ZANOTTO, DÉCIO TÁVOLA, MARLI PEDRO DOS SANTOS, ÂNGELA DORNELES HAENSEL, DEMÉTRIO PRIOR TRAVESSA e ANGÉLICA ROJEK. Todos foram reconhecidos com a ajuda do DNA. Com estas confirmações, subiu para 194 o total de vítimas já identificadas no acidente. Agora, falta apontar a identidade de cinco corpos.
O pai do co-piloto morto na tragédia, o também comandante RAFAEL DI SACCO, de 82 anos, disse que os restos mortais do filho deverão ser cremados em SÃO PAULO.  “Era um desejo dele”, contou seu RAFAEL, que trabalhou por 60 anos na aviação nacional. Ainda abalado com a tragédia envolvendo seu filho, ele contou que HENRIQUE STEPHANINI estava escrevendo um livro sobre pessoas que não tinham medo de voar. “Depois do acidente, ainda não tive coragem de olhar em que pé está o trabalho”, disse seu RAFAEL.
Já a irmã do piloto KLEYBER AGUIAR LIMA, SHEILA AGUIAR, preferiu não fazer maiores comentários sobre a identificação do corpo de seu irmão. “Vamos agora arrumar as malas e viajar para SÃO PAULO”, explicou SHEILA, que a exemplo de toda a família de KLEYBER mora em FORTALEZA, capital do Estado do CEARÁ. 

“Meu presente do DIA DOS PAIS virá atrasado, mas chegará porque Deus é quem vai me dar”, desabafou, emocionado, o bancário JOÃO CARLOS DE CASTRO NASCIMENTO, de 53 anos. Desde 17 de julho, ele busca incansavelmente informações sobre o paradeiro da filha, a arquiteta JAMILE DE CASTRO NASCIMENTO, 24 anos.
Ela foi vista pela última vez às 10:45 horas daquela data, quando saía de um prédio de alto padrão na Rua LUTFALLA SALIM ACHOA, na VILA MARIANA, onde tinha ido avaliar um apartamento. No dia seguinte, o porteiro do edifício, JADSON JOSÉ DOS SANTOS, 32, foi preso com o carro, os documentos e um cheque de dois mil reais pertencentes à arquiteta.
JAMILE desapareceu no mesmo dia do acidente com o avião da TAM e, em princípio, a família chegou a suspeitar que estivesse entre as vítimas.
De acordo com SANDRA DE CASTRO NASCIMENTO, 48, mãe de JAMILE, JADSON confirmou que a arquiteta esteve no prédio entre 10:30 horas e 10:45 horas. “Ele me pareceu estranho porque começou a dar muitos detalhes a respeito dela. Falou até que JAMILE dirigia um PÁLIO sem calotas e com vidros filmados e me aconselhou a procurá-la em hospitais ou nos IMLs”, comentou.
Antes de procurar a polícia, a família de JAMILE checou se a arquiteta havia utilizado cartões de banco e descobriu que houve um saque de 500 reais em sua conta, às 17:32 horas do dia 17 de julho, num caixa eletrônico na VILA CARRÃO. Por volta das 18 horas, o cartão foi usado novamente em uma loja do bairro, onde JADSON comprou dois celulares.
JADSON alega que não sabe do paradeiro da arquiteta e que só estava com o carro porque um bando de criminosos o mandou guardá-lo. A mulher do porteiro, TALITA RESENDE, 24, teve a prisão temporária decretada na sexta-feira.  

Indiciada pela polícia como uma das maiores cafetinas do país, MIRLEI DE OLIVEIRA, de 48 anos, já havia cumprido uma pena de um ano no Estado do PARANÁ. Em 2004, ela havia sido condenada por ter comandado um esquema de tráfico internacional de mulheres.
Na última sexta-feira, MIRLEI DE OLIVEIRA, batizada pela própria polícia do Sul como a “BARONESA DO SEXO”, foi detida. A cafetina foi indiciada após a polícia realizar um trabalho de investigação que durou oito meses e contou com recursos como a realização de escutas autorizadas pela Justiça.
Em dois apartamentos de propriedade da acusada, ambos localizados no bairro do BIXIGA, região central da Capital, a polícia apreendeu dez celulares e vários registros de movimentação financeira.
Mas os documentos que mais comprometeram a BARONESA DO SEXO foram fotografias de homens e mulheres seminus encontradas em seus apartamentos. A polícia acredita que as fotos eram de garotas de programa. As imagens eram oferecidas para os clientes.
Além de MIRLEI, seu secretário pessoal, LUÍS ANDRÉ APOLINÁRIO DA SILVA, de 22 anos, também foi indiciado. Segundo a polícia, os dois acusados irão responder a processo por prática de lenocínio.

As fãs que acompanham o Festival de GRAMADO foram à loucura neste domingo, dia em que começou a 35ª edição do evento. Os atores GUSTAVO LEÃO, WÁGNER SANTISTEBAN e SIDNEY SAMPAIO, passaram pela cidade para participar do GRANIMADO, evento de animação que acontecia na cidade gaúcha. Só WÁGNER pôde ficar para a sessão de abertura do Festival de GRAMADO, que exibiu CASTELAR e NELSON DANTAS NO PAÍS DOS GENERAIS e VALSA PARA BRUNO STEIN, protagonizado por INGRA LIBERATO e WALMOR CHAGAS.

Grávida de cinco meses se seu segundo filho com o apresentador LUCIANO HUCK, ANGÉLICA aproveitou sua participação no show CRIANÇA ESPERANÇA, neste domingo, no Ginásio do IBIRAPUERA, em SÃO PAULO, para exibir sua barriga de cinco meses de gestação. Sempre discreta, ela escolheu uma bata com fenda frontal, feita pelo estilista CARLOS TUFVESSON, para subir ao palco ao lado do marido e de ANA MARIA BRAGA e RENATO ARAGÃO. A 22ª edição do show promovido pela REDE GLOBO, em parceria com a UNESCO, arrecadou mais de oito milhões de reais, durante a apresentação de cantores como WANESSA CAMARGO, KLB, XUXA e IVETE SANGALO.

O sangue do falecido líder da Autoridade Nacional Palestina, YASSER ARAFAT, continha o vírus HIV, declarou seu médico pessoal à imprensa jordaniana nesse fim de semana, segundo informações do jornal israelense “HAARETZ”. Contudo, o doutor ASHRAF AL-KURDI, ressaltou que, ARAFAT não morreu de AIDS, doença causada pelo vírus, mas que ele teria sido envenenado.
O site de notícias jordaniano “AMMAN” citou AL-KURDI como tendo dito que o vírus foi injetado na corrente sanguínea do ex-presidente palestino próximo de seu falecimento e, por isso, a real causa de morte foi envenenamento.
Horas antes, AL-KURDI foi entrevistado pelo canal de TV de notícias AL-JAZEERA. Contudo, a rede teve que cortar a entrevista, ao vivo, tão logo AL-KURDI disse que a morte de ARAFAT foi suspeita em vários outros aspectos. “Eu costumava ser chamado para tratar ARAFAT ao simples temor de uma gripe, mas quando a sua situação médica ficou realmente deteriorada eles pararam de me chamar”, disse o médico, que serviu ARAFAT por 18 anos.
De acordo com ele, a esposa de ARAFAT, SUHA, se recusou a deixá-lo visitar seu marido no hospital onde ele foi tratado, em PARIS. Na entrevista ao “AMMAN” ele acusa o governo francês de encobrir o caso. ARAFAT morreu em 11 de novembro de 2004, aos 75 anos. A causa seria por falência múltipla dos órgãos. Mas a sua doença é desconhecida. Jornalistas árabes e formadores de opinião acusam ISRAEL, com o apoio do Primeiro-ministro ARIEL SHARON, de estar por trás do suposto envenenamento.

O “JORNAL DE NOTÍCIAS” divulgou hoje uma informação que pode esclarecer o desaparecimento de MADELEINE McCANN, de 4 anos. A polícia teria encontrado vestígios de sangue em uma das cortinas do apartamento onde a garota inglesa passou as férias de verão com os pais, GERRY e KATE McCANN, em ALGARVE, no sul de PORTUGAL. MADELEINE está desaparecida desde o dia 3 de maio. Isso pode indicar que a criança morreu no local.

Morreu o apresentador de TV e músico americano MERV GRIFFIN. Um dos pioneiros na criação dos talk-shows, inventou alguns dos programas de maior sucesso da TV americana. Entre eles os universalmente copiados RODA DA FORTUNA e JEOPARDY! cuja música GRIFFIN compôs em apenas meia hora, amealhando ao longo do tempo 80 milhões de dólares em direitos autorais. Aos 82 anos, de câncer na próstata, em LOS ANGELES.

2 008     :     -     TERÇA-FEIRA
Melhora a temperatura. Com isso, também a disposição para o trabalho. A manhã toda é dedicada à minha biblioteca, à digitalização de minhas memórias e o transporte para a hemeroteca de livros-diário de 2006, para dar lugar aos atuais que estou fazendo.
Na Sociedade, a funcionária MARINEI conta que recebeu a notícia da internação do CORONEL ARY CANAVÓ, pelo próprio, que se acha internado no quarto 1004 do Hospital da CRUZ AZUL. Mantenho um contato com ele, via fone. Diz o CANAVÓ que foi internado na última quarta-feira, na Beneficência Portuguesa, com problemas coronários. Depois o levaram para o Hospital Geral de Base do Exército. Por falta de aparelhos que pudessem examiná-lo, foi encaminhado para a CRUZ AZUL. Irá ser submetido a uma bateria de exames ainda hoje.
Converso também via fone, com o neto do Senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Dois assuntos são tratados com o LUIZ FERNANDO: a missa do trigésimo dia da morte de GERALDO FARIA MARCONDES e o patrocínio de uma firma para custear as despesas com o telhado da sede da Sociedade. Manterá contato comigo daqui a dois dias.
A Subprefeitura do IPIRANGA quer a presença dos veteranos no desfile do aniversário do bairro, em 14 de setembro. Dona HELENICE mantém contato conosco.
JOSÉ D´AMICO vem ao MMDC no período da tarde, depois das 16 horas. Ele está empenhado em dar nome a uma praça, no PACAEMBU, com um nome reverenciando GUILHERME DE ALMEIDA. A Sociedade já se manifestou favorável a essa demanda. Hoje, a subprefeitura responsável pelo local entrou em contato com o MMDC querendo o endereço do presidente do VIVA O PACAEMBU. E-mails são trocados, nesse sentido, com ROSICLÉ RUBEN DE HOLLAENDER. Também estivemos empenhados em descobrir o telefone do CAPITÃO GONZÁLEZ, do Exército, no sentido de que se faça uma exposição por ocasião dos festejos do VIVA O PACAEMBU em 27 de setembro.
CORONEL MENDES está indo para BRAGANÇA PAULISTA, acompanhando o GRÃO MESTRE ESTADUAL DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, BENEDITO MARQUES BARLLOUK FILHO. Eles irão consagrar o estandarte da loja “LUZ DO INTERIOR”, do ORIENTE DE PINHALZINHO, na loja “AMOR DA PÁTRIA”, naquele município.
O retorno para GUARULHOS, num ônibus lotado, o que me obriga a ficar de pé até o final da viagem, é dramático para mim. Sinto dores nas pernas.

SÃO PAULO teve hoje o dia mais quente deste inverno. A máxima foi de 28,8ºC no MIRANTE DE SANTANA, na zona norte. O recorde anterior era de 28,ºC no dia 1º de agosto. Mas longe dos 34ºC registrados em setembro de 2004 – maior marca da estação.

Os gols perdidos acabaram prejudicando o CORINTHIANS no empate por 1 a 1 contra o AVAÍ. O resultado foi justo. O empate com o AVAI foi no finalzinho do jogo. Mesmo com o empate, o time manteve a liderança da competição, e, se vencer o AMÉRICA-RN no sábado terminará o primeiro turno como “campeão”.

No judô é importante saber cair para poder levantar. TIAGO CAMILO soube usar a filosofia para superar a perda do ouro e conseguir buscar na repescagem a medalha de bronze na OLIMPÍADA DE PEQUIM na categoria meio-médios- até 81 quilos. O nadador norte-americano MICHAEL PHELPS, de 23 anos, se converteu no maior campeão da história dos JOGOS OLÍMPICOS, ao conquistar duas medalhas de ouro, totalizando 11 em sua carreira. Ao ganhar seu 11º ouro olímpico, PHELPS supera lendas do esporte como CARL LEWIS (atletismo), MARK SPITZ (natação), PAAVO NURMI (atletismo) e LARISSA LATYNINA (ginástica artística) – todos eles ganharam nove medalhas de ouro na carreira. O próximo passo de MICHAEL PHELPS é ultrapassar o recorde de MARK SPITZ, que conquistou sete medalhas de ouro numa mesma edição. SPTIZ, também americano, ganhou sete ouros nos JOGOS OLÍMPICOS de 1972.

Mais de 50 mil pessoas encheram o Estádio dos Trabalhadores, hoje, em PEQUIM, para ver MARTA. Mas a melhor do mundo pegou poucas vezes na bola e fez raras jogadas. Quem pôs o BRASIL nas quartas-de-final da OLIMPÍADA foi CRISTIANE, autora de três gols na vitória por 3 a 1 sobre a NIGÉRIA. Um deles, de meia-bicicleta, salvou o jogo, sonolento em boa parte dos noventa minutos. O próximo adversário, na sexta-feira, é a perigosa NORUEGA, que vem de surpreendente derrota para o JAPÃO por 5 a 1, mas tem tradição e bom elenco.

O empresário NICOLAU ARCHILLA MESSA, de 81 anos, e seu filho, RENATO GAREMBECKI ARCHILLA, de 49, foram presos hoje, acusados de serem mandantes de um crime ocorrido há sete anos, envolvendo a filha de RENATO, a publicitária RENATA GUIMARÃES ARCHILLA, de 28. A moça, na época com 22 anos, levou três tiros no rosto, disparados por um homem fantasiado de Papai Noel, que fingia distribuir balas em um farol da Rua PROFESSOR JOSÉ LEITE OITICICA, próximo ao MORUMBI SHOPPING, na zona oeste da capital.
O autor dos disparos foi identificado e preso pouco depois. Era o então policial militar JOSÉ BENEDITO DA SILVA, que na época trabalhava em SOROCABA. Apesar de condenado a 13 anos, SILVA nunca confessou o crime.
O promotor ROBERTO TARDELLI, que pediu a prisão preventiva de NICOLAU e RENATO, conta que, apesar de o PM ter sido reconhecido por testemunhas, faltava algo para fechar o caso. “Não conseguíamos entender porque um PM sairia de SOROCABA para balear uma moça em SÃO PAULO e ainda vestido de Papai Noel”, conta.
Desde o início, a polícia e o Ministério Público suspeitava do envolvimento de pessoas da família, pois eles brigavam por questões financeiras. A publicitária havia sido reconhecida como filha legítima de RENATO naquela época, após mais de 10 anos de batalha judicial, e seria a única herdeira da fortuna dos ARCHILLA. Além disso, a Justiça tinha determinado que RENATO pagasse à garota toda a pensão alimentícia que devia: eram 144 meses.
Durante as investigações, a polícia descobriu que a família ARCHILLA era dona de terras em SOROCABA, onde o PM trabalhava, e que, na agenda de SILVA constava o nome de RENATO. Além disso, a publicitária mencionou que, pouco antes do atentado, o avô a procurou, na tentativa de fazê-la abrir mão da pensão. Como não desistiu, ouviu dele uma frase, que só mais tarde entendeu como ameaça. “Cliente morto não recebe pensão”.  

Acusado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha armada, facilitação de contrabando e corrupção passiva, o deputado estadual ÁLVARO LINS teve o mandato cassado hoje pelo plenário da Assembléia Legislativa do RIO. Votaram pela cassação 36 deputados – metade mais um dos 70 parlamentares – exatamente o número mínimo necessário para a cassação. LINS foi chefe da Polícia Civil nos governos de ANTHONY GAROTINHO e de sua mulher, ROSINHA.

WALMOR CHAGAS subiu hoje ao palco do PALÁCIO DOS FESTIVAIS para receber o troféu KIKITO. A temporada de homenagens do 36º Festival de Cinema Brasileiro e Latino começou no domingo, com o KIKITO DE OURO especial outorgado a RENATO ARAGÃO, por sua carreira de 47 filmes. Hoje, WALMOR CHAGAS recebeu seu troféu que leva o nome do lendário cômico da ATLÂNTIDA. Amanhã à noite receberá o troféu EDUARDO ABELIM, JÚLIO BRESSANE, que leva o nome do pioneiro do cinema gaúcho, e no dia 15 o cubano JÚLIO GARCÍA ESPINOZA ganha o KIKITO DE CRISTAL.

A morte da coreógrafa IVONICE SATIE, hoje de madrugada, de câncer, aos 57 anos, representa mais que uma perda para a dança brasileira. Com ela desaparece um tipo de profissional cada vez mais raro, aquele que, além do evidente talento artístico, é um empreendedor, deixando sua marca em tudo em que toca. IVONICE será lembrada tanto por coreografias ousadas como SHOGUN (1982) com qual conquistou prêmios internacionais (como o da cidade suíça de NYON, em 1983, e o da cidade búlgara de VARNA, em 1996), como por sua marcante passagem pelo Balé da Cidade de São Paulo, companhia para a qual dançou durante 14 anos e de que foi diretora artística de 1993 a 1996.
IVONICE foi solista muito cedo. Em 1989, decidiu mudar para GENEBRA e lá trabalhar como coreógrafa. Cosmopolita, essa filha de imigrantes japoneses lutou para estabelecer um diálogo transnacional na dança, vencendo resistências até políticas para trazer coreógrafos estrangeiros e projetar o nome do Balé da Cidade. Um dos parceiros mais constantes de IVONICE foi o coreógrafo LUÍS ARRIETA, com quem dançou CONJUNÇÃO (2005), ao som do QUATUOR POUR LA FIN DES TEMPS, de MESSIAEN. Para a Companhia de Dança do Amazonas ela criou, há quatro anos, a coreografia GRITO VERDE, sobre o esplendor e a miséria social da Floresta Amazônica.   

A manicure MARIA DE LOURDES MENJOU, de 68 anos, morta na madrugada de domingo pelo marido, o aposentado JOÃO MENJOU, de 76, ia todos os dias à missa, na igreja NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, na POMPÉIA, rezar pela união de sua família. Segundo o padre ARLINDO TONETA, JOÃO é alcoólatra e, sempre que bebia, ficava agressivo. “Creio que, depois de se aposentar, o JOÃO ficou um pouco desgostoso, passou a ir a bares e a viver na boemia. Chegava em casa de madrugada e, sob a influência do álcool, acordava a mulher com palavrões. A LOURDES nunca perdeu a esperança de que, um dia, ele se recuperaria do vício”, diz o padre ARLINDO.

Os presidentes da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, e da GEÓRGIA, MIKHAIL SAAKASHVILI, anunciaram hoje de madrugada em TBILISI ter chegado a um acordo para pôr fim ao conflito entre RÚSSIA e GEÓRGIA. O acordo consiste em uma versão modificada de um plano negociado por SARKOZY com o presidente da RÚSSIA, DMITRI MEDVEDEV, em reunião realizada entre os dois horas antes em MOSCOU. O primeiro item do acordo é não recorrer ao uso da força. O segundo, é interromper as ações militares. O terceiro é o livre acesso à ajuda humanitária. O quarto é que as Forças Armadas da GEÓRGIA devem voltar às suas bases. O quinto é que as Forças Armadas russas devem voltar às suas posições anteriores ao combate. O sexto é o começo das discussões sobre o futuro status da OSSÉTIA DO SUL e da ABCÁSIA, e sobre formas de garantir a sua segurança. Após o anúncio, SARKOZY foi para a GEÓRGIA. Lá, o presidente MIKHAIL SAAKASHVILI reuniu mais de cem mil pessoas e chefes de Estado e de governo de quatro países num comício em TBILISI. Hoje mesmo houve discordâncias entre os países. O chanceler russo, SERGEI LAVROV, disse que MOSCOU não aceita a presença de soldados georgianos dentro e perto da OSSÉTIA DO SUL. Por seu lado, o presidente georgiano afirmou: “Só falamos de negociação sobre a OSSÉTIA DO SUL, não dos territórios do Oeste da GEÓRGIA”, disse, sobre à ABCÁSIA.    
Na GEÓRGIA, soldados russos saíram das cidades que foram tomadas na segunda-feira. Tiroteios ainda ocorreram na OSSÉTIA DO SUL, e um combate durou todo o dia na ABCÁSIA. Algumas bombas caíram na cidade de GORI. Cinco pessoas morreram, entre elas um jornalista holandês.
No conflito com a GEÓRGIA, MADVEDEV se mostrou pouco confortável. Enquanto ele “comandava” o embate, sexta-feira, PUTIN assistia à abertura da OLIMPÍADA DE PEQUIM. Naquele dia, conversou duas vezes sobre o tema com GEORGE W. BUSH, em nome da RÚSSIA. MEDVEDEV só viria a falar com BUSH no sábado.

2 009      :        -     QUARTA-FEIRA
Através Internet, leio o DIÁRIO OFICIAL e vejo a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM HUMBERTO FLORÊNCIO MACAMBYRA, da DIRETORIA DO PESSOAL. Ele nasceu em 24 de dezembro de 1959. Entrou para a PMESP no dia 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 24 de maio de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1992. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2007.

Cumprimentamos o 3º SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR que hoje está completando 53 anos de idade. A família quer, mais tarde, fazer uma pequena comemoração para ele, chamando a KÁTIA, a NORMA e os demais familiares do NELSON e SORAYA.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC a funcionária MARINEI está encerrando uma Certidão para a viúva do veterano da Revolução Constitucionalista de 1932, LUIZ MORELLI. Ele faleceu recentemente, no dia 24 de julho. Nasceu no dia 7 de maio de 1914 e serviu no Quartel General de Motoristas de ARARAQUARA. Mais tarde, com a chegada do GINO, ele vai assinar essa certidão.
Converso com o presidente acerca da Medalha “PELA LEI”, que poderia ter sido criada se o CORONEL MENDES tivesse dado andamento ao processo que lhe entreguei ainda em 2008. Vou fazer as necessárias alterações uma vez que o GINO disse que irá discutir esse assunto com o MENDES. 
O TENENTE PM GONÇALVES, do 3º BPChq, vem nos visitar e traz o TENENTE PM IVAN GARCIA SOUZA. Este, se associa ao MMDC e recebe a carteira de número 10.274. Pertence ao 1º BPChq.
Atendo a um velho associado que, por ter ido morar no exterior, esteve longe da Sociedade durante muitos anos. Como retornou ao BRASIL, quer saber se pode retornar ao convívio nosso. Trata-se de ITAMAR ANTÔNIO RIBEIRO DE BARROS.
A tarde foi, de certo modo, agitada. Retorno a GUARULHOS depois das 17 horas. Com a preocupação de minutar novas diretrizes para a Medalha “PELA LEI”, faço isso nesta noite e mando, por e-mail, o meu trabalho para o GINO e para o MENDES. Este manteve contato telefônico comigo e disse que o GINO conversou a respeito da medalha com ele. Está disposto a se por a campo para a sua criação.  

     DECRETO Nº                      , DE             DE                 2009
     Dispõe sobre a oficialização da Condecoração “PELA LEI” instituída pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC
     JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista da manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito
DECRETA:
     ARTIGO 1º - Fica oficializada a Medalha “PELA LEI”, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nos termos do regulamento que acompanha este decreto;
    ARTIGO 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DOS BANDEIRANTES,             DE              DE   2009
JOSÉ SERRA
ANTÔNIO FERREIRA PINTO
Secretário de Segurança Pública
ALOYSIO NUNES FERREIRA FILHO
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicado na Casa Civil, aos         de           de  2009

     REGULAMENTO DA MEDALHA PELA LEI
     ARTIGO 1º - Fica instituída a medalha PELA LEI, destinada a marcar a vitória moral da Revolução Constitucionalista de 1932, com a promulgação da Constituição de 1934 (16 de julho de 1934) e agraciar os cidadãos que, por seus méritos pessoais e atos inequívocos tendentes à preservação dos ideais que deram lugar àquela Guerra Cívica, se fizeram credores de especial destaque.
     ARTIGO 2º - A medalha é uma cruz pátea, de prata, cujas extremidades enlaçam quatro gládios romanos que a carregam, encontra-se brocante sobre um quadrado canelado e traz no reverso os dizeres "PELA LEI", 16 de julho de 1934' e a sigla 'MMDC'; tem 37mm (trinta e sete milímetros) de extremo a extremo dos gládios e pende de fita com 35mm (trinta e cinco milímetros) de largura, com uma lista central de preto, de 23mm (vinte e três milímetros) de largura e quatro filetes de cada lado, nas cores branco, preto, branco e vermelho, com 1,5mm (um milímetro e meio) cada.
§ 1° - Acompanharão a medalha a miniatura, a roseta, a barreta e o diploma.
§ 2° - O diploma terá as características e dizeres a serem determinados pelo Conselho da Medalha.
     ARTIGO 3º - A concessão da medalha PELA LEI será feita pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32 M.M.D.C., ouvido o Conselho da Medalha e dependerá de registro a ser feito no Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
     ARTIGO 4º - O Conselho da Medalha será integrado por cinco sócios, indicados pelo Presidente da Entidade.
     ARTIGO 5º - A Indicação para outorga será feita por três sócios e será protocolada no Conselho da Medalha, acompanhada de curriculum vitae do indicado, bem como das razões que a justifiquem.
     ARTIGO 6º - o Conselho da Medalha se reunirá tantas vezes quantas sejam necessárias, por convocação de seu Presidente, para processamento e apreciação das indicações.
§ 1º A aprovação das indicações dependerá da maioria absoluta dos votos da Conselho da Medalha, observado, ainda, o disposto no artigo 7.
§ 2° - Aprovada a indicação, será providenciado o preenchimento do diploma, que irá assinado pelo Presidente da Sociedade e pelo Presidente do Conselho da Medalha.
     ARTIGO 7º - Os diplomas, acompanhados dos processos para a concessão da medalha, serão, a seguir, encaminhados ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, que deliberará sobre o seu registro.
Parágrafo Único - A recusa do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito em registrar a concessão da medalha, importará em seu cancelamento.
     ARTIGO 8º - A medalha poderá ser concedida a título póstumo e a pessoas jurídicas reputadas em condições de recebê-la.
     ARTIGO 9º - Perderá o direito ao uso da medalha, devendo restitui-la, juntamente com todos os complementos, à Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o agraciado que praticar qualquer ato atentatório à dignidade ou ao espírito da honraria.
     ARTIGO 10 - Na eventualidade da extinção da medalha PELA LEI, deverão seus cunhos, exemplares remanescentes e complementos serem recolhidos ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, sem ônus para os cofres públicos.

O goleiro MARCOS falhou como não costuma e depois se consagrou como é de seu feitio ao defender um pênalti. Num jogo emocionante, entre dois times que devem lutar até as últimas rodadas pelo título brasileiro, o PALMEIRAS conseguiu cumprir seu objetivo nesta noite no MINEIRÃO e, com o empate por 1 a 1 com o ATLETICO MINEIRO, manteve os quatro pontos de vantagem sobre o rival mineiro, agora segundo colocado no campeonato e com uma partida a menos.

O BRASIL venceu hoje a fraquíssima ESTÔNIA, gol de LUÍS FABIANO, mas não teve motivos para comemorar. A partida, vista como preparação para as Eliminatórias, se transformou no amistoso do prejuízo para quase todos os envolvidos.
KLÉBERSON deslocou o ombro e terminou no hospital, a violência esteve presente em boa parte do confronto, os jogadores viajaram o mundo para chegar até a ESTÔNIA e os organizadores não conseguiram lotar a arquibancada – havia apenas 8.500 pagantes na arena com capacidade para só 9.300 pessoas. Ate os cambistas foram embora com as mãos vazias de dinheiro. Só a CBF ganhou – cachê de mais de um milhão de dólares.
A vitória, pelo menos, marcou novo recorde. DUNGA superou PARREIRA com o maior número de jogos de invencibilidade. São agora 17. “Isso é resultado do comprometimento do grupo.”, disse DUNGA.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR; MAICON (DANIEL ALVES), LÚCIO (MIRANDA), LUISÃO e ANDRÉ SANTOS; GILBERTO SILVA, FELIPE MELO, KLÉBERSON (ELANO) e KAKÁ (JÚLIO BAPTISTA; ROBINHO (DIEGO TARDELLI) e LUÍS FABIANO (NILMAR).

O técnico MARADONA se animou com a vitória de hoje da ARGENTINA sobre a RÚSSIA por 3 a 2, em MOSCOU, e acredita que o resultado deu forças para o jogo contra o BRASIL, pela ELIMINATÓRIAS, no dia 5 de setembro”, afirmou. A ARGENTINA está em quarto lugar com 22 pontos – 5 a menos que o líder BRASIL. “Ainda estamos brigando pela classificação à COPA. Na AMÉRICA DO SUL, ninguém ganha a vaga de presente. O BRASIL é uma equipe temível. Este amistoso serviu para fazer uma análise profunda”, diz MARADONA.

O espanhol RAFAEL NADAL teve pouco trabalho para vencer em seu retorno às quadras, hoje, após 72 dias afastado por contusão, na MASTERS 1000 de MONTREAL. O número 2 do mundo venceu o compatriota DAVID FERRER, que abandonou no primeiro set, quando NADAL vencia por 4 a 3. O alemão PHILLIPP PETZSCHNER será o rival do espanhol nas oitavas-de-final.

Investigação feita por técnicos do Senado descobriu mais 468 atos secretos, além dos cerca de 500 já identificados. Esse novo grupo, editado entre 1995 e 2000, segue o mesmo padrão do anterior, ou seja, contém nomeações de aparentados de políticos, concessões de benefícios salariais e criação de cargos. O primeiro-secretário da Casa, HERÁCLITO FORTES, determinou hoje a abertura de inquérito administrativo para apurar esses novos atos secretos.

O advogado MANUEL ALCEU AFFONSO FERREIRA entrou hoje com mandado de segurança no Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL contra ato do desembargador DÁCIO VIEIRA, que censurou o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO. O mandado, com pedido liminar, foi distribuído para o desembargador WALDIR LEÔNCIO CORDEIRO LOPES JUNIOR, da 2ª Câmara Cível do TJ, que amanhã deverá tomar uma decisão.
O mandado de segurança é uma ação que tem por objetivo garantir o reconhecimento judicial de um direito líquido e certo, incontestável, que está sendo violado ou ameaçado por ato manifestamente ilegal ou inconstitucional de uma autoridade.

Geólogos e antropólogos da expedição montada pelo Ministério da Defesa para buscar ossadas de integrantes da GUERRILHA DO ARAGUAIA (1972-1975), movimento armado contra a ditadura militar, fizeram hoje duas escavações no sítio TABOCÃO, em SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA, onde teria sido enterrado o guerrilheiro mineiro RODOLFO TROIANO, o MANOEL, morto no começo de 1974. Não foram encontrados vestígios no ponto indicado pelo ex-guia JOSÉ MARIA DA SILVA, o ZÉ CATINGUEIRO, ouvido por observadores do grupo.
Como há uma série de registros históricos de que RODOLFO TROIANO foi morto no TABOCÃO, o GENERAL MÁRIO LÚCIO ARAÚJO, responsável pela logística da expedição, sugeriu a avaliação de todas as possibilidades técnicas de buscas no sítio, um dos pontos mais prováveis de localização de restos mortais, segundo observadores do grupo.
Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), braço do Ministério da Fazenda especializado no combate à lavagem de dinheiro, revela que parte do dinheiro arrecadado pela IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS por meio de dízimo foi aplicada na compra de imóveis. O documento é base da denuncia do Ministério Público Estadual contra o BISPO EDIR MACEDO e mais nove integrantes da UNIVERSAL pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

O presidente brasileiro, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, disse hoje em BRASÍLIA ao presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, que a sua recondução ao poder tem de ser feita de forma rápida.
“Nos preocupa a demora”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, CELSO AMORIM, após a audiência entre LULA e ZELAYA. Ele disse que LULA se dispôs a falar no momento oportuno com o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA. 

A RÚSSIA anunciou hoje que mobilizou sua Marinha para ajudar nas buscas de um navio cargueiro que desapareceu da costa francesa após se envolver no que pode ser um caso de pirataria sem precedentes em águas européias. O último contato com o ARCTIC SEA – um navio com 15 tripulantes russos e 6.500 toneladas de madeira estimadas em 1,3 milhão de dólares – ocorreu há duas semanas, quando passava pelo ESTREITO DE DOVER, entre a FRANÇA e a GRÃ-BRETANHA, que é uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo. Autoridades acreditam que nesse ponto o navio já estaria nas mãos dos piratas.

Pelo menos 70 pessoas morreram hoje em um confronto entre a insurgência taleban e um grupo armado pró-governo, ocorrido na região do WAZIRISTÃO DO SUL, no PAQUISTÃO. Os combates na região ocorrem entre partidários de BAITULLAH MEHSUD – líder morto na semana passada – e membros do grupo TURKISTAN BITANI, aliado de ISLAMABAD.

2 010        :        -     QUINTA-FEIRA
Está marcada reunião da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o início da tarde. Não tenho muito tempo pela manhã para me dedicar aos afazeres normais. Cumprimento o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR pelos seus cinqüenta e quatro anos completados nesta data.
Quando chego à Sociedade encontro o GINO STRUFFALDI, nosso presidente, que veio para a reunião. Em seguida chegam a CAMILA GIUDICE, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e RENATA RIBEIRO DA LUZ. Mandam recados que não podem comparecer o tesoureiro, TENENTE-CORONEL PM CODELO e o diretor jurídico, ROMAGNOLI. Isso enfraquece a reunião, principalmente o tesoureiro. Estamos atravessando uma situação financeira muito ruim e sua falta inibe um dos itens da pauta.
O motivo principal dessa reunião é a aprovação do Projeto COFAM. Isso é discutido logo no início e aprovado por unanimidade. Os diretores, principalmente o professor JOSÉ CARLOS e a CAMILA expõem suas atividades, o primeiro no núcleo da LAPA e a CAMILA como diretora de Comunicação Social. RENATA, diretora da Juventude, diz de suas dificuldades para exercer seu cargo. Irá visitar a escola que leva o nome de seu parente, IBRAHIM NOBRE.
O presidente GINO STRUFFALDI quer visitar o Comandante recém-empossado no 12º BPMM; o atual Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e o Diretor-Responsável pelo Semanário da Zona Norte, JOÃO CARLOS DIAS. O CORONEL PM MENDES fica encarregado de fazer o contato com essa pessoa.
Não se pode discutir o ponto nevrálgico da reunião, ou seja, o problema financeiro, porque mais uma vez não contamos com a presença do tesoureiro, TENENTE-CORONEL PM CODELO. A Sociedade vai enfrentar situação difícil no final do ano se essa situação persistir. Nos quatorze anos que sou secretário do MMDC esse problema de dinheiro é o “calcanhar de AQUILES” da Sociedade. 

Nesta noite, abrindo os e-mails, tenho uma mensagem de uma pessoa que leu em meu blog o nome do CORONEL NAUL DE AZEVEDO e quer dados biográficos do mesmo. Respondo e esse e-mail:
Em tempo: como tenente da Força Pública participou do Movimento Constitucionalista de 1932, razão pela qual seus restos mortais estão no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA (junto com mais 787 heróis daquela Epopéia). 
Em 12 de agosto de 2010 22:32, Mario Ventura escreveu:
PREZADO RICARDO
Louvável o seu trabalho.
Tenho pouca coisa do NAUL DE AZEVEDO. Ele nasceu no dia 30 de junho de 1904. Entrou para a então Força Pública em 22 de janeiro de 1920. Recebeu o registro estatístico número 1409. Foi promovido a 2º TENENTE no dia 7 de julho de 1925. Alçou o posto de 1º TENENTE em 28 de fevereiro de 1927. Foi promovido a CAPITÃO em 9 de abril de 1936; a MAJOR em 14 de dezembro de 1947. Alcançou o posto de TENENTE-CORONEL em 29 de janeiro de 1949. Finalmente atingiu o topo da carreira no dia 15 de dezembro de 1953.
Foi transferido para a reserva por decreto de 2 de janeiro de 1955.
Como eu entrei para a Força Pública em 4 de junho de 1958 o CORONEL NAUL DE AZEVEDO já estava na inatividade. 
Em 12 de agosto de 2010 16:33, Ricardo Simoes  rtorresimoes@hotmail.com> escreveu:
Boa tarde,
Estou fazendo uma compilação genealógica para a Academia de Letras de Itapetininga, particularmente sobre a família Paula Ferreira.
Essa família tem sua orígem em Vila Rica, nas Minas Gerais, depois Resende e finalmente Bananal, onde nasceram 14 dos 15 filhos do Dr. Francisco de Paula Ferreira. Entre eles, D. Maria Luiza de Paula Ferreira, esposa do Coronel Elpídio Lopes de Azevedo, herói da Guerra do Paraguai, e mãe do Coronel PM Naul de Azevedo, herói da Revolução Constitucionalista de 32.
Pesquisando pela Internet, encontrei seu blog, no qual faz menção à cerimônia realizada em 23 de maio de 1980, quando seus restos mortais foram transladados para o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista.
Como não tenho suficientes dados sobre essa insígne figura, venho importuná-lo para saber onde eu poderia obter dados biográficos sobre o Coronel Naul, de modo a poder incluí-los no trabalho que desenvolvo.
Peço desculpas por importuná-la com isto, mas ficarei imensamente grato se puder me ajudar.
Cordialmente,
Ricardo Torre Simões
Rua Cons. Brotero, 1353 - ap. 101
01232-011 São Paulo, SPTel: (11) 2538-6755Cel: (11) 9302-2315

Outra mensagem é da filha de meu primo CIDO, a ROSELI:
Boa tarde, Sr. Mario.
Tudo bem ?
Seu Blog ficou muito bonito e fácil a leitura devido o Sr. tem mudado a cor para vermelho.
"Que Deus derrame bençãos sem medidas sobre sua vida".
Att,
Roseli Fonseca
ESTIMADA ROSELI
Você tem ido a POÁ? Como está TIA IRENE, seu pai, a RITA REGINA, enfim os nossos parentes. Você talvez não saiba, mas durante mais de quarenta anos ia todos os finais de semana para lá e, os anos foram levando as pessoas que mais nos queriam e que nós também queríamos. Agora a saudade é imensa. Só o fato de você entrar em contato comigo já é motivo para aflorar sentimentos adormecidos. POÁ deixa um sentido de nostalgia do passado e não me sinto bem quando lá retorno. As pessoas que passaram por nós ressurgem nas névoas de um tempo que já vai longe e isso não é bom para o meu coração. Por isso temo em retornar à cidade onde nasci.
Nas atividades que desenvolvo há quatorze anos no MMDC, por serem intensas, ajudam o esquecimento, ou melhor, levam para os recantos de nossa mente e lá deixam até que um fato novo acontece, como o desse momento. 
Em 12 de agosto de 2010 13:08, Roseli Fonseca roselifonseca65@yahoo.com.br escreveu:

Líder isolado nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB ao governo paulista, GERALDO ALCKMIN, foi o principal alvo dos outros cinco rivais que participaram hoje do debate da TV BANDEIRANTES. Já na abertura do programa ALOÍZIO MERCADANTE (PT), CELSO RUSSOMANNO (PP), PAULO SKAF (PSB), PAULO BUFALO (PSOL) e FÁBIO FELDMANN (PV) fizeram críticas ao modo como estão sendo conduzidas as áreas da educação, saúde, segurança e transportes no Estado, há 16 anos comandados por tucanos. Atacado, ALCKMIN reclamou da aliança do “PT com o malufismo” numa referência à dobradinha entre MERCADANTE e RUSSOMANNO.
As críticas a ALCKMIN, ex-governador, começaram logo após a primeira pergunta feita pelo apresentador BÓRIS CASOY. Ao responderem quais são os problemas urgentes de SÃO PAULO e o primeiro a ser enfrentado, RUSSOMANNO citou a saúde, “onde nada funciona”, a segurança que apresenta “a policia mal paga do País”, além da educação, “que foi destruida com a progressão continuada”.
SKAF também atacou problemas de segurança e educação. Mas PAULO BUFALO, do PSOL, chamou a atenção para a dívida do Estado e propôs “uma auditoria na dívida pública. MERCADANTE disse que “depois de 16 anos, as áreas mais importantes não foram equacionadas” e 43% das cidades só têm 5% do PIB do Estado. Também criticou transportes e a segurança pública e prometeu: “Quero ser o governador da educação.”

Moradores de MARCELÂNDIA, em MATO GROSSO, a 750 km de CUIABÁ, viveram mais de 24 horas de terror por causa de um grande incêndio em um lixão que se alastrou para serrarias e casas da cidade. Levantamento preliminar da prefeitura indica que cerca de 80% da área industrial do município foi destruída. A prefeitura decretou estado de emergência e estuda estabelecer estado de calamidade pública. O governador SILVAL BARBOSA foi a MARCELÂNDIA e anunciou que buscará parcerias para construir um conjunto habitacional emergencial. BARBOSA informou também que chegam amanhã ao município quatro médicos da Polícia Militar para apoiar o atendimento.

As obras no sistema de pistas do Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS, voltaram a ser adiadas hoje. Desta vez, o motivo foi o temor das autoridades do setor aéreo e das companhias de se criar uma onda de atrasos de vôos pelo País. É a terceira vez em dois anos que a reforma teve de ser postergada.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investiga a pane que provocou a queda da aeronave LEARJET 55, da OCEAN AIR, prefixo PTL-XO, no Aeroporto SANTOS DUMONT, no RIO, hoje pela manhã. Segundo a empresa, o avião seguia para o Aeroporto do GALEÃO, mas, por causa da falha, tentou voltar para a pista. Após o pouso, o jatinho deslizou por 150 metros e caiu na BAÍA DE GUANABARA. Nenhum dos três tripulantes se feriu.

O quadro ENTERRO, pintado por CÂNDIDO PORTINARI em 1959, foi devolvido hoje pela polícia ao Museu de Arte Contemporânea de PERNAMBUCO, em OLINDA, de onde foi furtado no dia 14 de julho. A pintura está intacta. A única alteração feita pelos ladrões foi a raspagem, atrás da madeira, do registro do museu, que detém sua posse desde 1963.
Acusados pelo furto, LEONARDO JORGE DA SILVA e LEONARDO BISPO DA SILVA foram presos no RIO. A polícia recuperou ainda um quadro de TARSILA DO AMARAL e 23 litogravuras, também furtados.
Avaliado entre 800 mil e 1,5 milhão de reais, ENTERRO estava exposto no primeiro andar do MASP, prédio tombado do século XVII que possui cerca de quatro mil obras, mas não tem nenhum tipo de segurança eletrônica.  

Falece o advogado PAULO ERNESTO TOLE, aos 92 anos. Ícone da educação paulista mesclou sua formação original com a vocação de educador e, assim, criou instituições renomadas e contribuiu para o aperfeiçoamento do ensino no país. Como advogado, TOLLE idealizou leis, que, ao serem aprovadas pela Câmara, abriram espaço para o desenvolvimento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde foi professor por anos. Também ajudou a fundar o Centro de Aeronáutica (CTA), com o CORONEL CASIMIRO MONTENEGRO FILHO. Após ter sido professor da Faculdade de Direito e Educação da Universidade de BERKELEY, na CALIFÓRNIA, nos EUA, em 1966, TOLLE decidiu atravessar o país. No percurso, o advogado visitou diversos centros de ensino técnico até chegar a seu destino, a cidade de NOVA YORK. A experiência adquirida por TOLLE nesse período foi trazida para o BRASIL e o conceito dos centros norte-americanos deu origem à primeira Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). O advogado ocupou ainda os cargos de secretário municipal e depois estadual de Educação de São Paulo. Segundo a única filha, VERA, TOLLE acreditava que a educação era o melhor caminho para a ascensão pessoal. Com isso, renovou o SENAI de SÃO PAULO, quando foi diretor do Departamento Regional da instituição. Participou também da criação da UNICAMP, quando integrou o Conselho Estadual de Educação, e deu as bases para a fundação da UFSCAR. Aos 70 anos, deixou a vida pública, mas por se dedicar à educação, até o fim da vida integrou o conselho de curadores da Fundação Escola de Comércio ÁLVARES PENTEADO (FECAP). 

Morreu JOAQUIM ALFREDO DA FONSECA, aos 94 anos. Era mais conhecido como Professor FONSECA. Começou a lecionar no Ginásio Marista NOSSA SENHORA DO CARMO, e de lá seguiu carreira como professor de Português, História e Geografia nos Colégios Arquidiocesano, SION, SANTO ALBERTO, SÃO LUÍS e SÃO BENTO. Aos 37 anos, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mudou-se para PRESIDENTE PRUDENTE, no interior paulista, com a mulher, ÍRIS FONSECA. Lá fundou, em 1957, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que daria origem à Universidade Estadual Paulista (UNESP). De volta a SÃO PAULO, foi um dos fundadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC), na qual foi professor até o fim da vida. 

O suíço ROGER FEDERER bateu o francês MICHAEL LLODRA e garantiu vaga nas quartas de final do MASTERS DE TORONTO. Na próxima rodada, o ex-numero um do mundo terá pela frente o tcheco TOMAS BERDYCH, que venceu o ucraniano ALEXADR BOLGOPOLOV. Atual terceiro colocado no ranking mundial, FEDERER disse hoje que só pretende parar de jogar depois de completar 20 títulos ganhos em Grand Slams. Atualmente, ele possui 16.
As duas grandes musas do tênis estão brilhando no WTA de CINCINNATI, nos EUA. A sérvia ANA IVANOVIC, que não tem feito boas temporadas, foi às quartas de final ao massacrar a russa ELENA VESNINA. E a russa MARIA SHARAPOVA, outra que não anda em boa fase, passou sem problemas por AGNIESZKA RADWANSKA, da POLÔNIA.

Menos de uma semana depois da posse do presidente JUAN MANUEL SANTOS, a COLÔMBIA foi atingida por um atentado a bomba contra o prédio onde ficam a RÁDIO CARACOL e a sede local da agência EFE, no centro de BOGOTÁ. O ataque – que deixou 18 feridos, mas não provocou mortes – esfriou as esperanças de trégua imediata no conflito que castiga os colombianos há 46 anos. Até hoje, nenhum grupo armado havia assumido a autoria da ação.
De acordo com a polícia, um CHEVROLET SWIFT carregado com 50 quilos de explosivos foi detonado por celular diante do edifício de 12 andares, às 5:30 horas (7:30 horas em BRASÍLIA). No momento da explosão, o jornalista DARÍO ARIZMENDI, diretor-geral da rádio, apresentava o noticiário da manhã. Depois de um longo silêncio na transmissão, ele anunciou no ar: “Atenção, acaba de ocorrer uma gravíssima explosão aqui no estúdio da REDE CARACOL. Caiu uma boa parte do teto. Há pânico. Um automóvel explodiu diante do edifício. Ainda não sabemos o que houve.”
ÁLVARO URIBE, antecessor de JUAN MANUEL SANTOS, enfrentou quatro ataques durante o primeiro semestre de seu governo, entre agosto de 2002 e fevereiro de 2003. No dia de sua posse, as FARC dispararam vários foguetes contra o palácio presidencial. Eles atingiram um quarteirão próximo e mataram 27 pessoas em um incêndio. O mais violento ataque durante o governo URIBE ocorreu na boate EL NOGAL, em BOGOTÁ, no dia 7 de fevereiro de 2003, com 36 mortos e 200 feridos. A ação foi atribuída às FARC e o tipo de explosivo foi semelhante ao que a polícia encontrou na RÁDIO CARACOL depois do ataque de hoje. 

Sessões de tortura e isolamento levaram a iraniana SAKINEH MOHAMMADI ASHTIANI, sentenciada à morte por apedrejamento, a confessar adultério e participação no assassinato de seu marido, segundo a Anistia Internacional e seu novo advogado, JAVID KIAN.
SAKINEH, que está na prisão de TABRIZ, admitiu hoje os dois crimes diante dos filhos, observada de perto por policiais. O mais jovem, SAIDE, desesperou-se após a confissão, um sinal de que a execução é iminente. Na noite de quarta-feira, dia 11, a TV estatal iraniana transmitiu uma entrevista em que SAKINEH também reconhecia ter ajudado a assassinar seu marido.  

2 011      :         -       SEXTA-FEIRA
Uma “orquestra” de gatos miando no telhado faz com que levante às 5:30 horas. Como tenho reunião da Diretoria Executiva, às 10 horas, resolvo atualizar nesse tempo o dia 12 de agosto.
Chego cedo no MMDC. O CORONEL PM MENDES telefona para avisar que não poderá comparecer à reunião. O CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, secretário, está impossibilitado de participar também. MARKUS RUNK e o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA são os únicos que vêm para a reunião. Ela não é realizada e ficamos apenas nas conversas sobre vários assuntos. Entre eles o Professor JOSÉ CARLOS fala sobre as dificuldades para a criação do selo comemorativo dos 80 anos do Movimento Constitucionalista. O 9 de Julho não está no calendário dos Correios e somente com autorização do Ministério das Comunicações é que poderá ser  elaborado tal selo. Já o selo personalizado, como foi feito no JUBILEU DE DIAMANTE, fica mais fácil. Falo sobre a notícia transmitida ontem pelo Comandante Geral, com relação ao restauro do Monumento Mausoléu. Ainda não temos maiores detalhes como isso será feito.
Acerto com o MARKUS a ampla divulgação da reunião da COFAM no próximo dia 20, sábado, bem como o cadastramento dos veteranos e viúvas no INCOR. Os primeiros contactados não querem se tratar no INCOR, alegando que já têm médicos particulares e que estão no fim da vida. Afirmam que essa situação deveria ter sido regularizada há vinte anos atrás. Pensando bem até que eles têm razão em pensar dessa maneira. Todos têm mais de 97 anos e o auxílio médico chega muito tarde.
Recebemos um convite do Presidente da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, GENERAL LUIZ GONZAGA SCHROEDER LESSA, sobre a posse da Acadêmica Professora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, que ocupará a Cadeira nº 20, patronímica de TRISTÃO DE ATAÍDE, vaga pelo falecimento do saudoso Acadêmico Dr. TOGO PÓVOA DE BARROS e conquistada por eleição realizada em 29 de novembro de 2010. A recipiendária será recebida pelo Acadêmico Dr. IVES GANDRA DA SILVA MARTINS no dia 29 de agosto, às 17 horas, no Instituto dos Advogados Brasileiros – Avenida Marechal Câmara, 210, 5º andar – RIO DE JANEIRO.     Mais tarde chega o CORONEL PM MENDES. Passou a manhã toda fazendo exames no Hospital Militar. Fica sabendo da notícia acerca do restauro. Esteve ele na casa do GINO e tomou conhecimento da amplitude da doença que minou o organismo do nosso presidente de honra. O MENDES irá hoje à tarde para a cidade de RIO CLARO, pela maçonaria.
Na hora do almoço encontro o OLIVEIRA queixando-se muito de dores na coluna. Qualquer esforço que faz para mais fica em situação delicada. Está irritado com essa situação.
Tendo em vista que um certo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC não vem agindo de acordo com nossas metas, mais uma vez encaminho aos núcleos os Pressupostos Básicos. Há pessoas que usam o nome da Sociedade para tirar vantagens em proveito próprio. Precisamos evitar isso.

Em casa, vejo os e-mails do ÉDSON GUERRA (filho de dona DEOLINDA) e da ARIANE (filha da CÉLIA, neta de dona DEOLINDA):
Sr. Ventura;
Me sinto honrado e muito feliz pela lembrança do aniversário do meu filho Gabriel Guerra (11 de agosto) e meu sobrinho Vinicius Abad (11 de julho).
Enviarei uma foto do meu filho...
Em breve estarei em contato com o senhor e a tia Lucinda para marcar uma visita e apresentá-los!
Muito obrigado, sucesso!
Edson Guerra
Figueira Indústria Têxtil Ltda
Gerente Comercial e PCP
11+7272 2452
BOA TARDE!!!
TUDO BEM TIO??
COMO O SENHOR SABE SOU A ARIANE FILHA MAIS VELHA DA CÉLIA.
FIQUEI SUPER FELIZ EM VER SUAS MEMÓRIAS A RESPEITO DO MEU FILHO.
SOU CASADA COM O PAULO.
TENHO 2 FILHOS
VINÍCIUS NASCIDO  11/07/2001 (10 ANOS)
JACOB NASCIDO 04/03/2010 (1ANOS E 5 MESES)
ABRAÇOS A TODOS
Ariane

A juíza PATRÍCIA LOURIVAL ACIOLI foi assassinada no fim da noite de ontem, quando chegava em casa, no bairro de TIBAU, em PIRATININGA, região oceânica de NITERÓI. Titular da 4ª Vara Criminal de SÃO GONÇALO, também no RIO, a magistrada foi atingida por 21 tiros disparados por motoqueiros que cercaram seu carro. Trata-se do primeiro caso de execução de um magistrado no Estado, segundo o Tribunal de Justiça do RIO. O caso expôs a insegurança de juízes que lidam com o crime organizado – uma lista da Corregedoria Nacional de Justiça relaciona 69 magistrados sob ameaça de morte no País. PATRÍCIA era conhecida por atuar de forma rigorosa contra grupos de extermínio e milícias. Nos últimos anos, condenou dezenas de policiais envolvidos com milícias, grupos de extermínio e máfias de vans, combustível e caça-níqueis, além de traficantes e bicheiros. Ontem, havia decretada a prisão preventiva de PMs acusados de forjar um auto de resistência. Seu nome era um dos 12 de uma lista encontrada com WANDERSON SILVA TAVARES, o GORDINHO, preso em janeiro em GUARAPARI (ES), acusado de chefiar um grupo de extermínio. Apesar de ser alvo de ameaças de morte, ela andava sem proteção policial ou veículo blindado. A execução causou reação imediata no País. O presidente do Supremo Tribunal Federal, CÉZAR PELUSO, solicitou que a Polícia Federal auxilie nas investigações. No RIO, o presidente do TJ, MANOEL ALBERTO REBÊLO DOS SANTOS, escalou uma força-tarefa para concluir os processos de PATRÍCIA. Já o secretário de Segurança, JOSÉ MARIA BELTRAME, considerou o crime “bárbaro” e destacou 120 homens da Divisão de Homicídios para atuar no caso. O assassinato ocorre em um momento crítico para a política de segurança do RIO, que voltou a conviver com crimes violentos ou de grande repercussão – como o seqüestro de um ônibus no centro, na terça-feira.
PATRÍCIA retornava do trabalho quando foi assassinada, às 23:45 horas. De acordo com vizinhos, quatro homens em duas motos participaram da execução. Eles contavam com a cobertura de um carro. A maioria dos disparos foi na janela e no parabrisa do lado do motorista. Quatro tiros acertaram a porta. Os criminosos, segundo os policiais, conheciam a rotina da vítima. Na hora do crime, os três filhos de PATRÍCIA, que têm entre 12 e 20 anos, estavam em casa. Após os disparos, o mais velho ainda quebrou um dos vidros do carro para  tentar socorrer a mãe. O diretor do DH, FELIPE ETTORE, classificou a investigação como “complexa”. Pelo menos dez pessoas já foram ouvidas, entre vizinhos e familiares. O vigia da guarita do único acesso à rua onde a magistrada morava não foi encontrado. O corpo de PATRÍCIA foi enterrado hoje, no Cemitério de MARUÍ, em NITERÓI. Cerca de 300 pessoas acompanharam o sepultamento.

A luta pelos direitos dos trabalhadores e, mais tarde, dos aposentados sempre esteve presente na vida doutor e professor em economia OSMAR MARQUESE, da UNICAMP. Por várias vezes, ele cruzou o país ministrando palestras e participando de debates sobre sindicalismo e seguridade social. Em BRASILIA, tinha uma atuação importante na negociação com parlamentares para aprovar projetos de interesse da classe trabalhadora. “Não tinha um gabinete onde ele não fosse bem recebido A capacidade que tinha para se fazer entender e impor um ponto de vista era impressionante. Foi um grande amigo, companheiro e referência para os alunos”, disse o advogado JOSÉ SALOMÃO FERNANDES, amigo de MARCHESE por quase 40 anos. O professor foi o primeiro prefeito da cidade universitária da UNICAMP e ocupava o cargo de diretor do sindicato dos funcionários da universidade. Na luta pelos direitos dos aposentados, tinha uma posição importante como conselheiro da FAPESP (Federação dos Aposentados e Pensionistas de São Paulo). Foi um dos maiores defensores da tese de que não existe déficit na Previdência, mas sim uso dos recursos da seguridade social para outros fins. Era torcedor e conselheiro vitalício da PONTE PRETA e sempre que podia ia ao estádio acompanhar o time. Nas férias e folgas mais longas, ele gostava de ir para cidades pequenas e tranqüilas, onde podia passar momentos agradáveis com a família e ler. MARCHESE morreu nesta sexta-feira, vítima de câncer. Nasceu em 1938. Deixa mulher e dois filhos.

A Corregedoria da Policia Militar prendeu administrativamente o PM ALEXANDRE GUERINO MAXIMILIANO, do 18º Batalhão, sob suspeita de participação na tentativa de assalto do hipermercado COMPREBEM, em PARADA DE TAIPAS, na zona norte, na madrugada de 5 de agosto. O DEIC também deteve um suspeito de envolvimento no crime. Na ocasião, uma verdadeira guerra entre policiais e assaltantes fez o bairro parar. Um grupo de 15 assaltantes tentou arrombar caixas eletrônicos de um hipermercado, na Avenida ELÍSIO TEIXEIRA LEITE, e foi surpreendido por 60 policiais militares, que haviam recebido uma ligação com informações sobre o crime. No confronto, seis acusados foram mortos. Um sétimo acusado, REGINALDO MOURA DA CONCEIÇÃO, foi ferido e preso no hospital. Durante a operação, 31 PMs, a maioria do 18º Batalhão e da ROTA invadiram o mercado para combater os acusados. O restante dos PMs cercou o local. O DEIC já havia prendido seis PMs, dois ex-policiais militares e mais 22 homens acusados de assaltos a caixas eletrônicos. Para tanto, contou com a colaboração da Corregedoria da Polícia Militar, que, através de cruzamento de dados sobre escalas de trabalho, viaturas empenhadas e policiais que modulavam o sistema de rádio, conseguiu identificar os policiais suspeitos. O DEIC também conseguiu ordens judiciais para monitorar telefonemas de suspeitos e fazer buscas.

Na tentativa de traçar o perfil psicológico de FLÁVIA ANAY DE LIMA, de 16 anos, morta após cair do 15º andar de um prédio em 31 de julho, na zona leste, a polícia ouviu hoje uma tia e uma avó da jovem, que era namorada do jogador da PORTUGUESA, RAFAEL SILVA. Segundo a delegada KELLY CRISTINA CÉSAR DE ANDRADE, os depoimentos não ajudaram a avançar nas investigações, mas colaboraram com elas. A família de FLÁVIA rejeita a hipótese de suicídio.

A polícia gaúcha prendeu ontem GENOIR LUÍS BORTOLOSO, de 47 anos, após o velório da filha, KETLIN BORTOLOSO, de 18. Ele é acusado de armar uma emboscada, contratar um pistoleiro e participar do assassinato dela na quarta-feira, dia 10 de agosto, na cidade de GAURAMA, a 381 km de PORTO ALEGRE. Os motivos do crime seriam um seguro de 200 mil reais que beneficia o pai, e a vontade de encerrar o pagamento da pensão alimentícia devida – KETLIN era filha de seu primeiro casamento. Segundo a policia, GENOIR procurou JAIR RIVELINO SATORNINO, de 31 anos, para matar sua filha. O valor do serviço ficou estipulado em dez mil reais – 500 de entrada e o restante em prestações mensais. Foi a segunda vez que KETLIN sofreu um atentado a mando do pai. Há dois anos, GENOIR teria contratado o mesmo pistoleiro para matar a filha, dizendo que ela seria uma “namorada” que o estaria traindo. O pistoleiro atirou contra KETLIN e o irmão, na saída da escola, mas os tiros só a deixaram ferida na perna e no abdômen. O caso não havia sido solucionado até a prisão de GENOIR. Em depoimento, GENOIR disse que mandou matar a filha “para resolver a situação”, pois queria livrar-se do pagamento da pensão. Ele também queria vingar-se da mãe da garota.  

O tenista JO-WILFRIED TSONGA provou que não venceu ROGER FEDERER no último torneio de WIMBLEDON por acaso. O francês voltou a se impor frente ao suíço e o eliminou no MASTERS 1000 de MONTREAL, no CANADÁ. Com moral elevado, TSONGA voltou à quadra hoje, bateu o espanhol NICOLÁS ALMAGRO e avançou à semifinal. Além de FEDERER, RAFAEL NADAL, outro favorito do torneio, também já foi eliminado.

A polícia mexicana prendeu OSCAR OSVALDO GARCÍA MONTOYA, conhecido como “EL COMPAYITO”, que confessou ter participado de 300 homicídios e ordenado outros 600. O suspeito, ex-membro da Marinha mexicana, é considerado pela polícia um dos bandidos mais importantes do país. A Procuradoria Geral da República oferecia uma recompensa equivalente a 661 mil reais por informações que levassem à captura dele.

O porão da casa em AMSTETTEN, na ÁUSTRIA, onde JOSEF FRITZI manteve a filha em cativeiro por 24 anos será coberto de concreto para que jamais seja visitado. O concreto será bombeado para o subsolo no início do próximo ano. FRITZI, de 76 anos, foi condenado à prisão perpétua por ter mantido em cativeiro e estuprado durante 24 anos a própria filha, com quem teve sete filhos. Ainda não foi decidido se a casa será demolida.

Milhares de manifestantes voltaram hoje a tomar as ruas de várias cidades do IÊMEN para exigir a renúncia do presidente ALI ABDULLAH SALEH. A violência voltou ao país e ataques mataram ao menos 11 pessoas. Segundo o governo, um soldado foi morto em TAIZ. No sul, onde militantes islâmicos ligados à AL-QAEDA se refugiam, um ataque aéreo das forças iemenitas matou dez radicais, em ABYAN. Enfrentando o calor intenso do verão e o jejum do mês sagrado do RAMADÃ – quando os muçulmanos são proibidos de comer e beber durante o dia –os iemenitas protestaram em pelo menos 17 cidades. Manifestantes cantavam slogans antirregime e erguiam bandeiras do IÊMEN, segundo relato de testemunhas.

Uma epidemia de cólera está se espalhando pela SOMÁLIA, devastada por fome e guerra civil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, há milhares de infectados entre refugiados que foram para a capital, MOGADÍSCIO, em busca de água e comida. Só o hospital da cidade registrou mais de 4 mil casos de diarréia aguda, sobretudo em crianças menores de 5 anos.     

2 012      :       DOMINGO   - DIA DOS PAIS.
Cumprimentamos o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR que nasceu justamente no DIA DOS PAIS. Está completando 56 anos de idade. Recebemos os cumprimentos da família pela data. MARLENE dá uma das camisas DORINHOS, que gosto muito. Vamos esquecer o dia-a-dia para essas comemorações. O NELSON e a SORAYA desta vez não irão fazer festa pela data porque o NELSON está passando por momentos terríveis com a pressão alta, totalmente descontrolada. Em minha biblioteca trabalho no computador, procurando acertar toda a papelada que está atrasada por causa dos eventos da semana.

Prof.JBiajone biajone@yahoo.com
10:48 (8 horas atrás)
para mim, e.jtisiani
Meu carissimo CEL VENTURA, presidente, comandante, amigo e tantas vezes nosso paizão em tantas lutas e confusões que por vezes nós o colocamos
Saudações de ITAPETININGA, cidade que vos tem no maior apreço!
Escrevo para lhe desejar feliz dia dos pais na condição de alguém que também se sente como pai de tantos nossos camaradas de NCs que labutam pelos nossos paulistas de outrora.
É em nome desses mesmos camaradas que gostaria que recebesse os nossos mais efusivos cumprimentos. Que saúde, paz e alegria possam residir em vosso coração, seja a frente de nossa sociedade, seja a frente de vossa vida.
BIAJONE
Agosto 12, 2012
EGYDIO JOAO TISIANI12:15 (6 horas atrás)
para mim
Caríssimo Comandante Cel VENTURA
Faço das sábias palavras e desejos do irmão e amigo Prof. BIAJONE endereçados à V.Sª os meus.
Efusivo abraço
Egydio
--
EGYDIO JOÃO TISIANINúcleo de Correspondência de PIRACICABASOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC Rua do Róssio, 107 Nova PiracicabaCEP: 13405-166  Piracicaba - SPFone:  19  3371 9032e-mail:  e.jtisiani@ig.com.br http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com/
Mario Ventura
18:57 (0 minutos atrás)
para Cco:prof, Cco:EGYDIO
De: Mario Ventura
Data: 12 de agosto de 2012 18:56
Assunto: Re: feliz dia dos pais (ITAPETININGA)
Para: EGYDIO JOAO TISIANI
CARÍSSIMO BIAJONE E TISIANI Suas palavras reconfortam nossa luta. Estou preparando o MANIFESTO À COFAM para o nosso encontro de 18 de agosto no Monumento Mausoléu. Faço menção ao trabalho de vocês dois. Em um ano vocês conseguiram algo que a Sociedade nunca teve, o condão de ser o Movimento Constitucionalista divulgado fora do nosso país. Se isso está acontecendo é sinal de que no BRASIL a EPOPÉIA DE 32 hoje é de cunho nacional. Meu forte abraço a vocês. TISIANI que também é pai, meu desejo de que tenha uma data carinhosa na extensão de seu lar. Ao BIAJONE, que ainda não e pai, mas que tem um, também desejo mil felicidades junto aos seus. Vamos em frente porque se aproxima o ano cabalístico das comemorações dos 81 ANOS DA REVOLUÇÃO (8 + 1+ 9) e também homenagear os 801 heróis que estão imortalizados no Monumento Mausoleu (8-1+ 9). Tudo lembra 9 de Julho.

Caríssimo Cel.  MÁRIO FONSECA VENTURA : alvíssaras !
Saúdo-o por não negligenciar a existência ! - Ao  conceber o " COFAM - Comissão dos Familiares dos Heróis "  sua trajetória de vida está sendo enriquecida com essa  iniciativa que cultiva e cultivará diuturnamente a  memorável epopéia de 32, enriquecedora da brasilidade por haver sido  verdadeiro marco democrático, em defesa de nossas INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS. A sua dedicação à causa torna-o PAI de um futuro que a história não olvidará, por ser exemplo a ser porfiado.
Recebe nossos cumprimentos, extensivos a seus familiares, Mariano Taglianetti.

Mario Ventura
19:17 (0 minutos atrás)
para mtaglianetti
CARISSIMO MARIANO
Agradeço suas palavras e desejo que também tenha um maravilhoso DIA DOS PAIS em companhia dos seus. E lembremos também do herói que está imortalizado no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, razão primeira da nossa amizade.

Novissimo NC em Santo André
Jefferson Biajone jbiajone@gmail.com
18:14 (29 minutos atrás)
para silvio, mim, EGYDIO, guilherme.slash
Obrigado SILVIO
Confio plenamente em vossa palavra. Acredite não foi por duvidar que lhe solicitei essa informação, mas é porque desejamos pessoas REALMENTE COMPROMISSADAS com a missão que possui um NC, à contra exemplo de alguns casos que anteriormente tivemos e que geraram fechamento de NCs inclusive, dado até o não pagamento de anuidade e nem inscrição na Sociedade como membro.
Em anexo vai o estatuto do NC de ITAPETININGA.
O primeiro fundado nessa modalidade e atualmente o responsável pela supervisão e orientação dos demais NCs em fundação e em operação, o qual conta para o sucesso dessa missão o auxilio e assessoramento dos NCs de PIRACICABA e SÃO VICENTE hoje os NCs que mais produzem em termos de pesquisa, conhecimento e divulgação em TODA a nossa sociedade.
Vale a pena conhecer o trabalho voluntário que realizam em
http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com.br/
http://mmdcsaovicente.blogspot.com.br/
Após estudar o estatuto, encontro-me a disposição para as próximas fases, caso tal estrutura esteja de acordo com as vossas aspirações e deseje conosco estar enquanto futuro presidente de NC.
Enorme abraço
BIAJONE
Agosto 12, 2012

A bola puniu o SÃO PAULO. A equipe jogou bom futebol, teve chances de matar o jogo e acabou castigada com uma dolorida derrota por 2 a 1 para o GRÊMIO, com direito a gol nos acréscimos. O resultado derrubou a equipe para a sétima posição, a 13 pontos do líder ATLÉTICO MINEIRO e a seis do próprio rival gaúcho, último integrante do G-4. O ATLÉTICO MINEIRO disparou na liderança do BRASILEIRO ao bater o grande duelo da rodada contra o VASCO, por 1 a 0, hoje à tarde, no Estádio INDEPENDÊNCIA, em BELO HORIZONTE. No BEIRA-RIO, o INTERNACIONAL sofreu para vencer, de virada, a PONTE PRETA por 2 a 1. No CANINDÉ, a PORTUGUESA começou o jogo bem, criou duas chances de gol, à frente do goleiro  JEFFERSON. Mas HÉVERTON e BRUNO MINEIRO desperdiçaram. Sorte do BOTAFOGO, que num escanteio, aos 18 minutos, chegou ao gol com ELKESON, de cabeça. A LUSA devolveu o lance para o FOGÃO, aos 38 minutos, após escanteio. BRUNO MINEIRO cabeceou e empatou. No segundo tempo SEEDORF entrou aos 22 minutos para tentar dinamizar o meio-campo mas o jogo seguiu equilibrado: 1 a 1.
Foram 35 dias sem que os atacantes do CORINTHIANS conseguissem marcar um mísero gol. A marca negativa caminhava para 36 quando ROMARINHO recebeu de PAULINHO aos 45 minutos do segundo tempo, de letra, irou o jogo sobre o CORITIBA, no PARANÁ, 2 a 1, para dar a quinta vitória do time no BRASILEIRO e pôr fim à desconfiança após três empates. Agora são oito partidas sem derrota do TIMÃO no NACIONAL. E finalmente com um triunfo. Mérito de TITE, que passou vários dias sendo cobrado justamente pela falta de gols. Chegou a ser questionado sobre o motivo de não tirar ROMARINHO da equipe após várias chances perdidas pelo garoto e dar chance a PAOLO GUERRERO. Usou da justiça. Não quis “queimar” ROMARINHO. Apostou na estrela dele e foi brindado com mais uma atuação decisiva do atacante de 21 anos.   
Uma prata no vôlei masculino e um bronze no pentatlo moderno feminino fecharam a conta da participação brasileira na Olimpíada de Londres neste domingo. Com 17 medalhas, duas a mais do que a meta prevista pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Brasil volta para casa com três de ouro (judô, ginástica artística e vôlei feminino), cinco de prata (vôlei de praia masculino, vôlei masculino, boxe, futebol masculino e natação) e nove de bronze (três no judô, duas no boxe, vôlei de praia feminino, pentatlo moderno, vela e natação). O Brasil encerra a campanha em Londres com número recorde de medalhas - até então, a maior marca havia sido de 15 pódios, em Atlanta/1996 e Pequim/2008. A melhor campanha, no entanto, continua sendo a de Atenas/2004, quando a delegação brasileira conseguiu ganhar cinco de ouro - foram 10 no total. Os Estados Unidos já tinham garantido o primeiro lugar do quadro de medalhas em Londres desde sábado, mas aumentaram a liderança neste domingo com mais dois títulos: um na luta livre, categoria até 96kg, e o esperado ouro no basquete masculino. Com 46 medalhas de ouro no total, os Estados Unidos superaram por 10 títulos a campanha de Pequim/2008 e deixaram para trás a China, que tinha liderado o quadro de medalhas há quatro anos, quando foi a anfitriã. Para os norte-americanos, foi também o melhor resultado obtido em uma Olimpíada desde Los Angeles/1984 - na ocasião, foram 83 de ouro. A China passou o domingo em branco, sem conseguir nenhum ouro, e terminou a competição em Londres com 38 títulos, 13 a menos do que a campanha anterior. Assim, ficou em segundo lugar no quadro de medalhas. A anfitriã Grã-Bretanha conquistou ainda neste domingo um último título no boxe. Assim, cumpriu a meta e se consagrou na terceira posição geral, com 29 medalhas de ouro, sua melhor campanha em mais de 100 anos. A Rússia tomou fôlego nos últimos dias de competições e, além dos seis títulos de sábado, ficou com mais três neste domingo (ginástica rítmica, boxe e vôlei masculino). Apesar da força na reta final, os russos somaram cinco de ouro a menos que os donos da casa e terminam a Olimpíada na quarta colocação. A Coreia do Sul estacionou com seus 13 títulos, perdendo a posição para a Rússia nos últimos dias. Assim, os sul-coreanos fecharam a Olimpíada em quinto lugar, à frente de Alemanha e França, que somam as mesmas 11 de ouro, com os alemães saindo na frente no número de medalhas de prata. A Itália e a Hungria também aparecem empatadas em títulos, com oito cada uma. Mas os italianos ficaram na oitava posição graças às cinco de prata a mais que os húngaros. Fechando a lista dos 10 melhores, aparece a Austrália, com sete de ouro, 16 de prata e 12 de bronze. Tanto os australianos quanto os japoneses, que aparecem logo em seguida na tabela, patinaram ao longo desta Olimpíada, ao conquistar muitas medalhas de prata e bronze, mas poucas de ouro. Porém, na última semana, enquanto a Austrália conquistou títulos na vela e na canoagem, o Japão tomou impulso nas lutas. Com isso, os dois países conseguiram melhorar a classificação geral. Um dos destaques mais inusitados desta Olimpíada foi o Casaquistão, que fez de longe sua melhor campanha na história. Ao conquistar um último título neste domingo no boxe, o país soma sete medalhas de ouro e aparece na 12ª posição geral, um feito inédito na curta história olímpica da república que até Barcelona/1992 competiu pela União Soviética.
LONDRES - Às vezes de onde não se espera muito é de onde vem as mais gratas surpresas. Os Jogos Olímpicos de Londres registraram alguns desses momentos especiais, de superação, em que o competidor menos cotado acabou festejando a conquista. O Brasil tem um desses casos, com Arthur Zanetti. Arthur Zanetti - ginástica – argolas: O grande nome da ginástica brasileira era Diego Hypolito. Mas foi um paulista de São Caetano do Sul, Arthur Zanetti, que chegou em silêncio a Londres e levou a maior nota na prova das argolas. O brasileiro ficou com o ouro, deixando para trás chineses e italianos. Zanetti foi responsável por um dos três ouros do País em Londres/2012. Ye Shiwen – natação: A chinesa de 16 anos assombrou o mundo ao ganhar duas medalhas de ouro em Londres. Em uma das vitórias, ela nadou os 50m finais da prova de 400m medley mais rápido que o americano Ryan Lochte, campeão da mesma prova entre os homens. Foi espantoso. França – natação: O quarteto francês desbancou o completo favoristismo norte-americano para ficar com a medalha de ouro no revezamento 4x100m. Eles mereceram a festa depois na beira da piscina. Boxe brasileiro: A última medalha do Brasil na modalidade em Jogos Olímpicos tinha sido em 1968, com Servílio de Oliveira. Em Pequim/2012, o time nacional passou em branco. Mas valeu a espera por Londres/2012: a recompensa foi de duas medalhas de bronze (Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo) e uma de prata (Esquiva Falcão). Sarah Menezes – judô: Logo no primeiro dia de competições a piauiense de 22 anos surpreendeu a atual campeã olímpica Alina Dumitru, da Romênia, e ficou com a medalha de ouro na categoria até 48 kg. O Brasil começaca pela primeira vez uma edição dos Jogos Olímpicos ganhando uma medalha de ouro.
Um sucesso de público, um recorde financeiro para os cofres do COI e, acima de tudo um movimento olímpico rejuvenescido. Hoje LONDRES concluiu a 30ª OLIMPÍADA da ERA MODERNA numa festa que marcou uma ruptura com o formalismo da aristocracia do Comitê Olímpico Internacional e que transformou o estádio olímpico em uma grande balada para 80 mil pessoas. O local onde USAIN BOLT reinou durante a semana ganhou contornos de uma passarela para um desfile de personalidades da cultura britânica e uma trilha sonora que incluiu a Filarmônica de LONDRES, RAY DAVIES (do THE KINGS), SPICE GILS, GEORGE MICHAEL, BEATLES, THE WHO e QUEEN – com direito a FREDDY MERCURY “comandando” o público numa imagem de um show de 1986 projetada no telão. Não faltaram os ícones locais, do tradicional táxi ao BIG BEN, a modelo KATE MOSS e uma imitação de WINSTON CHURCHILL recitando SHAKESPEARE. Também não faltaram os clichês que convinham tanto ao COI quanto aos britânicos, como a trilha de “IMAGINE” e a imagem de JOHN LENNON numa referência mais uma vez à cultura britânica e a um mundo sem fronteiras. Também houve espaço ara a cultura brasileira. Durante oito minutos o público foi apresentado ao que o RIO oferecerá em 2016. Do samba às BACHIANAS, de HEITOR VILLA-LOBOS, dos índios ao maracatu, a apresentação usou a música “AQUELE ABRAÇO”, de GILBERTO GIL, para dar boas vindas ao Jogos que serão realizados daqui a quatro anos. Coube ao gari-sambista RENATO SORRISO, célebre por suas participações no Carnaval carioca, “introduzir” o BRASIL ao atento público de 80 mil pessoas no Estádio Olímpico. Conforme o esperado, usou sua ginga para “ensinar” os passos do samba para um engravatado desajeitado. E, claro, o convenceu a cair na dança. PELÉ, com a camisa amarela e o número 10 às costas que o eternizaram, encerrou a festa e levantou o público.
As autoridades do IRÃ deram por finalizados hoje, em menos de 24 horas, os trabalhos de busca e resgate de vítimas dos terremotos que devastaram parte da Província do AZERBAIJÃO ORIENTAL, no noroeste do país, no sábado, dia 11. Segundo os números oficiais foram 227 mortos e 1.380 feridos. O ministro do Interior, MUSTAFA MOHAMED NAJJAR, apresentou o balanço final à rede de TV estatal IRIB – embora outras fontes afirmem que o número de vítimas ainda possa aumentar em razão do estado crítico de muitos feridos.

Eleito presidente do EGITO 16 meses após o fim da ditadura militar, o islamista MOHAMED MORSI afastou parte da cúpula das FORÇAS ARMADAS, incluindo o MARECHAL MOHAMED HUSSEIN TANTAWI, ministro da Defesa e ex-chefe da junta que governava o CAIRO. MORSI ainda reverteu o decreto que limitava os poderes presidenciais, imposto pelos generais pouco antes de ele assumir o cargo. As mudanças anunciadas hoje são a mais ousada jogada do presidente para tentar consolidar seu poder sobre os militares, que por 60 anos comandaram o EGITO. Após a PRIMAVERA ÁRABE, os generais vinham tentando se blindar contra a emergência de grupos islamitas – os grandes vencedores das recentes eleições parlamentar e presidencial. MORSI é da IRMANDADE MUÇULMANA, organização que por décadas foi perseguida pelos militares. Além do ministro da Defesa, o Chefe do Estado Maior das FORÇAS ARMADAS, SAMI ANNAN, foi afastado. Outro militar de carreira, o GENERAL ABDEL-FATTAH AL-SISI, assumirá ambos os cargos. Os comandantes do Exército, Força Aérea e Marinha também foram passados para a reserva, embora dois deles tenham sido nomeados para outros cargos do governo. Ainda hoje, o escritório do presidente anunciou que o juiz MAHMOUD MEKKI passará a ocupar o cargo de vice-presidente. Nos 29 anos da ditadura de HOSNI MUBARAK, MEKKI ganhou destaque como uma das vozes mais críticas ao regime do CAIRO. Na semana passada, MORSI surpreendeu ao destituir o ministro da Inteligência, considerado um dos principais remanescentes da ditadura de MUBARAK no novo governo. O motivo da mudança foi a morte de 16 guardas de fronteira após ataques de jihadistas na Península do SINAI. Na mesma ocasião, o presidente ordenou a TANTAWI a troca do comando da polícia nacional – força que reprimiu os protestos iniciados em 2011 – e também afastou o governador da Província do Norte do SINAI. Forças de segurança mataram hoje pelo menos 7 pessoas acusadas de integrarem redes terroristas no Norte do SINAI.

2 013     :        SEGUNDA-FEIRA
Aberta a caixa que contém minhas memórias de 1963, justamente para atender pedido de meu colega CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, relembro cinqüenta anos atrás, como aluno do 3º CFO (último ano da Escola de Oficiais). Resolvi digitalizar esses dias de agosto, colocando-os no computador. Mais tarde irão para o meu blog e passará a ser do conhecimento de todos.
Tenho hoje um compromisso em SOROCABA. Iremos entregar a Medalha CONSTITUCIONALISTA para nove autoridades elencadas pelo Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA, na comemoração do DIA DO ALVARENGA. ORLANDO ALVARENGA, um dos rapazes baleados na madrugada de 24 de maio de 1932, veio a falecer justamente no dia 12 de agosto (hoje está completando 81 anos de sua morte).
Nosso companheiro CORONEL PM MENDES passa nesta tarde pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Veio buscar os dados que consegui reunir no final de semana, a fim de levar para a APMBB e “costurar” a nossa participação na Festa da Espada, em fins de 2013. O MAJOR PM BAIA telefona para marcar um evento no Tribunal de Justiça Militar, de acordo com contato feito com o Presidente do TJM, CORONEL PM ORLANDO GERALDI. Tinha marcado a data de 30 de agosto, mas ocorre que nesse dia estarei viajando para SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Nova data será estudada. MARINEI também me diz que a diretora do Colégio Militar, em GUARULHOS, quer que eu faça uma palestra em 19 de agosto.
Com o Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS, vamos embarcar no metrô, com destino a BARRA FUNDA. Ali, encaminhamos para a CPTM e tomamos o trem da linha DIAMANTE, que vai para ITAPEVI. Descemos em OSASCO e aguardamos a chegada do SARGENTO GEORGE TRAJANO. Isso acontece por volta das 17:30 horas. Iniciamos então nossa ida para SOROCABA.
Somos recepcionados pelo Professor ADILSON CÉZAR e, como chegamos um pouco antes do início da cerimônia alusiva ao DIA DO ALVARENGA, podemos conversar com as autoridades convidadas. Constituída a mesa de trabalhos, o Professor ADILSON abre a cerimônia falando ORLANDO ALVARENGA. Depois dá a palavra ao Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que tece comentários sobre o processo do MMDC, recentemente entregue pelo Tribunal de Justiça, após ficar esquecido desde 1954, quando foi dada a sentença final, arquivado por decurso de prazo (22 anos após a fatídica madrugada em que foram alvejados quinze manifestantes). Do tiroteio vieram a perder suas vidas: MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, dando origem à sigla MMDC. ORLANDO ALVARENGA morreu em 12 de agosto de 1932. O bisneto de ALVARENGA, Doutor LEANDRO ALVARENGA MIRANDA, faz em seguida, detalhada explanação sobre a Revolução Constitucionalista de 32 e a morte de seu bisavô.
Procede-se a entrega das condecorações:
Agraciados no IHGGS em 12 de agosto de 2013
Medalha Constitucionalista – SV32MMDC
N.º
Nome

01
Renato Ivo Fernandes de Castro (Ten Cel)

02
Valter Idargo (Adm.)

03
Reinaldo Galhardo de Carvalho (Jorn.)

04
Teofilo José Negrão Duarte

05
José Carlos Carneiro (Ten Cel Eng.º)

06
Júlio César Dias Vieira (Cel PM)

07
Eliana Leme (Jorn.)

08
Cláudia Virgília Raposo de Faria (Maj PM)

09
José Desidério da Silva (Jorn.)

Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos – IHGGS
N.º
Nome

01
Cleusa Badanai

02
Áureo Ribeiro Vieira da Silva (Ten Cel)

Há uma confraternização entre todos os participantes. O Professor ADILSON CÉZAR está de parabéns pela noite cívica deste 12 de agosto. Entre as pessoas presentes está também a mãe do Dr LEANDRO ALVARENGA MIRANDA, dona DÉBORA, que quer se filiar ao MMDC.

Pais, alunos e funcionários evitaram falar com a imprensa hoje, no retorno às aulas no Colégio STELLA RODRIGUES, na FREGUESIA DO Ó, na zona norte da capital, onde estudava o garoto MARCELO EDUARDO PESSEGHINI, acusado pela policia de ter se matado após assassinar a família.
A escola suspendeu as aulas na terça-feira passada. A direção contratou profissionais especializados para preparar professores e demais funcionários na orientação para o acolhimento dos alunos e familiares na retomada das atividades.
A saída dos estudantes foi liberada a partir das 11:30 horas. O colégio utilizou o portão lateral, pelo estacionamento. Com a medida, a instituição ajudou a “blindar” alunos e pais que fossem buscá-los de carro. Duas viaturas policiais ficaram estacionadas na porta do colégio, com policiais militares escoltando os alunos até a rua.
Mesmo entre os pais que deixaram o local a pé, ninguém quis comentar sobre a volta. No máximo, alguns jovens que saíram sozinhos ou com colegas sinalizaram com as mãos que não podiam falar, dando a impressão de terem sido orientados a não dar entrevistas. Alguns pais abordados pela reportagem reagiram com indignação, também sem falar.
Nas vans escolares, o comportamento dos alunos era mais tranqüilo e alguns chegaram a acenar para a reportagem. A motorista de uma van que transporta 19 alunos para a escola se limitou a dizer que o clima era de tristeza hoje e os alunos estavam calados, mas nenhum havia faltado ao reinício das aulas. Outros motoristas não quiseram falar.

Detido na semana passada sob a suspeita de roubar um consultório odontológico e estuprar uma secretária no último dia 25, no TATUAPÉ, FREDERICO SOVENHI, de 41 anos, é considerado pela polícia o terror das dentistas. No intervalo de um mês, só no TATUAPÉ e em ARTUR ALVIM ele teria roubado outros seis consultórios – em dois, as vítimas sofreram abuso sexual. Duas vítimas o reconheceram pessoalmente e outras cinco, por fotografia. Ele é ainda suspeito de crimes nas regiões da REPÚBLICA e na BARRA FUNDA. Já condenado por estupro, SOVENHI estava detido no Hospital de Custódia de FRANCO DA ROCHA. Fugiu de lá no dia 8 de janeiro. De acordo com o depoimento de TAIARA GONÇALVEZ, de 21 anos, detida por ajudá-lo nos roubos, o rapaz contou que trabalhava no hospital perto da rua – dali, escapou de táxi. Instalado em pensão na região do MINHOCÃO, perto do Metrô da MARECHAL DEODORO, ele se inscreveu, antes do início da série de crimes, em um curso de detetives, onde aprendeu técnicas de investigação e conheceu TAIARA.
O delegado JOÃO GILBERTO PACÍFICO, do 30º DP (TATUAPÉ), afirma que antes de atacar os consultórios, o rapaz estudava as vítimas. Em ao menos quatro casos, TAIARA foi ao local com SOVENHI e passou por tratamento enquanto ele observava o movimento. O suspeito então marcava um horário para ele e voltava sozinho – com uma arma de chumbinho que assustava pelo tamanho. Após ser detido, SOVENHI decidiu permanecer calado. A reportagem não localizou o defensor do rapaz. TAIARA afirmou que o suspeito a ameaçava com um dossiê sobre sua vida caso ela não o ajudasse. Ele também teria ameaçado matar a mãe e a filha de 3 anos da jovem.

O subcomandante da Guarda Municipal de MAIRINQUE, LAÉRCIO DE SOUZA LANES, tinha vendido a casa e a informação da possibilidade de ele ter guardado o dinheiro consigo, no imóvel, está sendo investigada pela polícia. Ele e a mulher, LINDALVA PRADO LANES, foram assassinados na sexta-feira. O filho do casal, de 10 anos, foi baleado na cabeça e seguia hoje internado em estado grave. Os bandidos fugiram em dois carros. Um morreu em acidente após o crime.

Duas rebeliões em unidades da FUNDAÇÃO CASA, nas zonas leste e oeste da capital, deixaram pelo menos três pessoas feridas, 54 menores foragidos, 41 reféns e um rastro de depredações. Em ITAQUERA, zona leste, durante três horas de motim ocorreram duas fugas, em que 54 dos 103 internos, escaparam. Foi a maior fuga da entidade nos últimos cinco anos, de acordo com o corregedor geral da FUNDAÇÃO CASA, JADIR PIRES DE BORBA.
O diretor da Unidade, ORLANDO VIEIRA MENDES, foi um dos funcionários feitos reféns. E também foi o que mais apanhou dos amotinados. Ele foi socorrido no Hospital SANTA MARCELINA com ferimentos na cabeça e nas costas. A rebelião na zona leste começou por volta de 12:30 horas. “Um grupo de jovens que estava tendo aulas dominou o diretor. Outros menores tomaram funcionários reféns. A idéia deles era fugir”, explicou o corregedor. Os infratores quebraram carteiras e usaram os pedaços de madeira quebrada como armas, segundo BORBA. “Três funcionários ficaram feridos”. Os amotinados pularam o muro da unidade e ganharam as ruas. 17 fugitivos já foram recapturados.
Na zona oeste, a rebelião foi na Unidade da VILA LEOPOLDINA. Um grupo de internos começou o motim por volta das 9:20 horas em uma sala de aula, depois de uma tentativa de fuga, segundo o corregedor geral JADIR PIRES DE BORBA. Na unidade, 12 funcionários foram feitos reféns pelos infratores. Eles destruíram vários móveis e provocaram incêndio. No pátio da unidade também escreveram no chão uma frase muito usada por facção criminosa: “Paz e Justiça”.

O menino de ARARAQUARA rodou o BRASIL e o mundo narrando gols e gritando seu bordão “O que vale é bola na rede”. ÊNIO RODRIGUES CARAÇA iniciou a carreira no rádio na emissora RÁDIO CULTURA DE ARARAQUARA. Depois, foi para SÃO PAULO, onde realizou seus grandes sonhos. Por 27 anos foi narrador na RÁDIO BANDEIRANTES. Sua estréia, sempre gostava de lembrar, foi no empate em três a três entre FERROVIÁRIA e CORINTHIANS em 23 de outubro de 1963. Depois, foi para a TUPI, onde trabalhou, em 1991 e 1992, ao lado de BARBOSA FILHO. Em seguida foi para a RÁDIO GAZETA. Ali, chefiou a equipe de esportes, mas sem nunca deixar de ir aos campos para fazer transmissões. Ficou na GAZETA até 1996, quando a direção da emissora acabou com a equipe de esportes. ÊNNIO RODRIGUES esteve em sete COPAS DO MUNDO (INGLATERRA, em 1974; ARGENTINA, em 1978; ESPANHA, em 1982; ESTADOS UNIDOS, em 1994; e FRANÇA, em 1998). O narrador morreu neste 12 de agosto, aos 78 anos, no Hospital SANTA MAGGIORE, em SÃO PAULO. O Barítono do Escrete do Rádio, como foi apelidado, lutava contra uma doença pulmonar crônica. Ele deixa a mulher, LÍGIA, uma filha e três netos. ÊNNIO nasceu em 1935. 

Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu hoje pela manhã próximo à pista em PIRASSUNUNGA. O piloto e o copiloto, que estavam em treinamento, morreram. JOÃO IGOR SILVA PIVOVAR e FABRÍCIO CARVALHO, da Academia da Força Aérea, voavam em um Super Tucano A-29 por volta das 9 horas. O A-29 substituiu os antigos TUCANOS T-27 na Esquadrilha da Fumaça. Os aviadores chegaram a realizar a ejeção, mas não resistiram aos ferimentos.

O húngaro LASZLO CSATARI, preso em BUDAPESTE em 18 de julho de 2012, morreu aos 98 anos. Ele estava à espera de um julgamento sob a acusação de torturar judeus e ajudar a enviá-los a AUSCHWITZ na Segunda Guerra Mundial. CSATARY sempre negou as acusações. Ele morreu de pneumonia em um hospital de BUDAPESTE no sábado, afirmou seu advogado, GABOR HORVATH, à imprensa européia.

O kerchnerismo sofreu a maior derrota eleitoral em mais de dez anos de governo, podendo antecipar o fim de um ciclo político na ARGENTINA, segundo o jornal “CLARÍN”. Com 97% das urnas apuradas, o kirchnerismo teve só 26% dos votos do país, o pior resultado desde os 22% obtidos pelo ex-presidente NÉSTOR KIRCHNER, em 2003. Em BUENOS AIRES, a FRENTE RENOVADORA teve 35% dos votos contra 29,6% do governo.           

2 014      :      -     TERÇA-FEIRA
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, 3º SARGENTO PM Ref, está completando hoje 58 anos de idade. Vamos cumprimentá-lo e lembrar de todo esse tempo que estamos juntos.
Atualizo a data de 12 de agosto. Relembro muitos outros aniversários do JOÃO GOMES. Também extraio de minhas memórias assuntos que interessam para o histórico da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC (histórico esse dividido em três partes,  face o volume de assuntos colecionados nos primeiros anos que pertenço à Sociedade (17 de maio de 1996 a 7 de julho de 2005) – a segunda parte diz respeito à gestão GINO STRUFFALDI e a terceira parte aos anos que estou na presidência.

Coloco em meu blog, nesta manhã:
UM RECADO: “OS MILITARES DARÃO A PRÓPRIA VIDA PARA LIVRAR O BRASIL DO COMUNISMO”.
GENERAL DE EXERCITO PEDRO LUIS DE ARAUJO BRAGA.
A quase impossibilidade de tirar o PT do poder seja por eleições livres, mas viciadas pela prática de estelionatos eleitorais e fraudes, seja por um golpe contra o país lançado pelas forças paramilitares a serviço de um projeto de poder comunista, o clima de uma guerra civil está cada vez mais se afirmando como única saída para livrar nosso país de ser transformado em uma Cuba Continental.
A qualquer momento os efeitos sobre a caserna da overdose da covardia, da cumplicidade e da omissão que domina o comportamento apátrida de uma minoria de comandantes, militares – lacaios dos comunistas – poderá acabar, pela reação coletiva dos contrários, provocando uma intervenção militar muito mais grave do que a ocorrida em 1964, e colocando todos os corruptos genocidas diante de um Tribunal de Guerra para responderem diante da sociedade por todos os milhões de cidadãos assassinados por desgovernos traidores do país e mentores da Fraude da Abertura Democrática.
Os desgovernos do PT demonstraram e continuam demonstrando, diariamente, sua incapacidade de ter a auto crítica necessária para perceber ou aceitar seus erros como indicativos da péssima administração pública que têm exercido durante os últimos 12 anos.
Com o assistencialismo comprador de votos, e com a corrupção e o suborno de milhares de canalhas esclarecidos, os donos do poder acham que tudo está dominado e que não têm mais que dar satisfações a ninguém quando são criticados por suas atitudes, a não ser as costumeiras e deslavadas mentiras, leviandades, falsidades e hipocrisias que não enganam a mais ninguém.
As ameaças e ações punitivas contra militares da ativa e da reserva que estão se posicionando contra a destruição das FFAA e contra a comunização do país e sua degeneração social e econômica pelo projeto de poder do PT, gestado nas reuniões do Foro de SP, estão perdendo o limite, no mínimo, do bom senso.
Depois de semear durante os três últimos anos um inaceitável conflito de classes sociais, o desgoverno Dilma procura, insistentemente, demonstrar que não tem mais nada a perder, quando continua perseguindo sistematicamente as FFAA em ações diretas contra os que se colocam como críticos dos atos de um desgoverno que está jogando o país na ladeira de se transformar em uma Cuba Continental.
Por outro lado a sociedade vem sendo tratada como idiota, imbecil e palhaça do Circo da Corrupção que se instaurou no país durante a Fraude da Abertura Democrática.
As posturas da presidenta e seus lacaios significam interpretar que a calmaria da covardia e da omissão de alguns comandantes pode ser o qualificativo de toda a caserna.
Até quando esses canalhas traidores do país acham que o genocídio de milhares de pessoas inocentes como resultado do bilionário roubo do dinheiro público, a transformação do poder público em um Covil de Bandidos e de porcos comunistas, e o país em um Paraíso de Patifes, continuarão sendo aceitas por uma caserna, por enquanto defensora da disciplina militar em relação aos atos de desgovernos que estão destruindo o país?
Uma minoria de comandantes militares, lacaios de levante comunista que está tomando conta do país, não será capaz de segurar uma revolta latente que já se instaurou nos ambientes dos quartéis, pois todos os militares e superiores imediatos estão sendo testemunhas do assassinato de milhares de civis todos os anos como consequência do roubo do dinheiro público. Todos esses também têm filhos e famílias que estão na fronteira de se tornarem lacaios de uma Cuba Continental.
A qualquer momento as parcelas das FFAA não subservientes a bandidos, as polícias civis e militares, e a Polícia Federal, assumirão a consciência de que estão sendo feitas cúmplices do assassinato de milhares de cidadãos todos os anos pela obediência a um sistema de governo absolutamente corrompido e criminoso em todas as suas instâncias.
O resultado será um conflito armado com as forças leais ao desgoverno petista e seus cúmplices que, ao contrário do que pensam, serão mortalmente derrotadas, pois as armas necessárias para combater os inimigos de nossa pátria aparecerão, e a revolta se fará presente em uma guerra civil de absoluta responsabilidade do PT, que plantou durante décadas as sementes de um conflito civil-militar armado no país.
Que o submundo do PT continue tentado destruir as FFAA e chamando os comandantes militares de comandantes de merda. O preço a pagar por tanto atrevimento comunista se aproxima de ser pago.
De qualquer forma, pela insistência de muitos, estamos ainda procurando acreditar que a traição militar ao país se situe apenas no círculo de comandantes militares omissos, covardes e cúmplices e não em um comportamento coletivo da caserna.
 GENERAL DE EXERCITO PEDRO LUIS DE ARAUJO BRAGA.
07/03/2014
Este é um alerta à Nação brasileira, assinado por homens cuja existência foi marcada por servir à Pátria, tendo como guia o seu juramento de por ela, se preciso for, dar a própria vida.
São homens que representam o Exército das gerações passadas e são os responsáveis pelos fundamentos em que se alicerça o Exército do presente.
Assinam, abaixo, os Oficiais Generais por ordem de antiguidade e demais militares e civis por ordem de adesão.
Oficiais Generais
1 – Gen Ex Pedro Luiz de Araujo Braga   2 – Gen Ex Angelo Baratta Filho
3- Gen Ex Luiz Guilherme de Freitas Coutinho   4 – Gen Ex José Carlos Leite Filho   5 – Gen Ex Domingos Miguel Antônio Gazzineo   6 – Gen Ex José Luis Lopes da Silva   7 – Gen Ex Luiz De Góis Nogueira Filho   8 – Gen Ex Valdésio Guilherme de Figueiredo   9 – Gen Ex Gilberto Barbosa de Figueiredo 10 – Gen Ex Luiz Edmundo Maia de Carvalho 11 – Gen Ex Antônio Araújo de Medeiros 12  – Ten Brig Ar (Refm) Ivan Frota 13 – Gen Ex Domingos Carlos Campos Curado 14 – Gen Ex  Ivan de Mendonça Bastos 15 – Gen Ex Rui Alves Catão 16 – Desembargador do Tribunal de Justiça/RJ  Bernardo Moreira Garcez  Neto 17 – Gen Ex Cláudio Barbosa de Figueiredo 18-  Gen Ex Carlos Alberto Pinto Silva 19 – Gen Ex Luiz Cesário da Silveira Filho 20 – Gen Ex Maynard Marques de Santa Rosa

1-  Gen Div Francisco Batista Torres de Melo   2 – Gen Div Amaury Sá Freire de Lima   3 – Gen Div Leone da Silveira Lee   4 – Gen Div Cássio Rodrigues da Cunha   5 – Gen Div Aloísio Rodrigues dos Santos   6 – Gen Div Robero Viana Maciel dos Santos Lista completa 7 – Gen  Div Marcio Rosendo de Melo   8 – Gen Div Luiz  Carlos Minussi   9 – Gen Div Gilberto Rodrigues Pimentel 10 – Gen Div Ulisses Lisboa Perazzo Lannes 11 – Gen Div Luiz Wilson Marques Daudt 12 – Maj Brig Ar Edilberto Telles Shirotheau Corrêa 13 – Maj- Brig do Ar Cezar Ney Britto de Mello 14 – Maj Brig Ar  Irineu Rodrigues Neto 15 – Maj Brig Ademir  Siqueira Viana 16 – Ge n Div Clóvis Puper Bandeira 17 – Gen Div Roberto Schifer Bernadi 18- Gen Div Remy de Almeida Escalante 19 – Gen Div Sérgio Ruschell Berganaschi 20 – Gen Div Sérgio Pedro Coelho Lima

1- Gen Bda Rui Leal  Campello – Detentor do Bastão da FEB 2 – Brig Ar Leci Oliveira Peres 3 – Gen Bda Dickens Ferraz 4 – Gen Bda Paulo Ricardo Naumann 5 – Gen Bda Gilberto Serra 6 – Gen Bda Aricildes de Moraes Motta 7 – Gen Bda Durval A. M. P. de Andrade Nery 8 – Gen Bda Carlos Augusto Fernandes dos Santos 9 – Gen Bda Miguel Monori Filho 10 – Gen Bda Iberê Mariano da Silva 11 – Gen Bda Eduardo Cunha da Cunha 12 – Gen Bda Tirteu Frota 13 – Gen Bda César Augusto Nicodemus de Souza 14 – Gen Bda Geraldo Luiz Nery da Silva 15 – Gen Bda Marco Antonio Felício da Silva 16 – Gen Bda Newton Mousinho de Albuquerque 17 – Gen Bda Paulo César Lima de Siqueira 18 – Gen Bda Marco Antonio Tilscher Saraiva 19 – Gen Bda Manoel Theóphilo Gaspar de Oliveira 20 – Gen Bda Hamilton Bonat 21 – Gen Bda Elieser Girão Monteiro 22 – Gen Bda Pedro Fernando Malta 23 – Gen Bda Mauro Patrício Barroso 24 – Gen Bda  Marcos Miranda Guimarães 25 – Gen Bda Zamir Meis Veloso 26 – Gen Bda Valmir Fonseca Azevedo 27 – Gen Bda Marco Antônio Sávio Costa 28 – Brig.Ar Sérgio Luiz Millon 29 – Gen Bda Carlos Eduardo Jansen 30 – Gen Bda  Mario Monteiro Muzzi 31 – Gen Bda  Paulo Roberto Correa Assis 32-  Gen Bda Iram Carvalho 33 – Brig  Ar Danilo Paiva Alvares 34- Gen Bda Jos´e Alberto Leal 35 – Gen Bda  José Luiz Gameiro Sarahyba 36 – Gen Brig Ar – Guido de Resende Souza 37 – Gen Bda Sady Guilherme Schmidt 38 – Contra- Alm Med Luiz Roberto Matias Dias

Oficiais Superiores   1-  Cel Jarbas Gonçalves Passarinho         2 – Cel Carlos de Souza Scheliga   3 – Cel Carlos Alberto Brilhante Ustra   4 – Cel Ronaldo Pêcego de Morais Coutinho   5 – Capitão-de-Mar-e-Guerra Joannis Cristino Roidis   6 – Cel  Celso Seixas Marques Ferreira   7 – Cel Pedro Moezia de Lima   8 – Cel Cláudio Miguez   9 – Cel Yvo Salvany 10 – Cel Ernesto Caruso 11 – Cel Juvêncio Saldanha Lemos 12 – Cel Paulo Ricardo Paiva 13 – Cel Raul Borges 14 – Cel Rubens Del Nero 15 – Cel Ronaldo Pimenta Carvalho 16 – Cel Jarbas Guimarães Pontes 17 – Cel Miguel Netto Armando 18 – Cel Florimar Ferreira Coutinho 19 – Cel Av Julio Cesar de Oliveira Medeiros 20 – Cel.Av.Luís Mauro Ferreira Gomes 21 – Cel Carlos Rodolfo Bopp 22 – Cel Nilton Correa Lampert 23 – Cel Horacio de Godoy 24 – Cel Manuel Joaquim de Araujo Goes 25 – Cel Luiz Veríssimo de Castro 26 – Cel  Sergio Marinho de Carvalho 27 – Cel Antenor dos Santos Oliveira 28 – Cel Josã de Mattos Medeiros 29 – Cel Mario Monteiro Campos 30 – Cel Armando Binari Wyatt 31 – Cel Antonio Osvaldo Silvano 32 – Cel Alédio P. Fernandes 33 – Cel Francisco Zacarias  34 – Cel Paulo Baciuk 35 – Cel Julio da Cunha Fournier   36 – Cel Arnaldo N. Fleury Curado 37 – Cel Walter de Campos 38 – Cel Silvério Mendes 39 – Cel Luiz Carvalho Silva 40 – Cel Reynaldo De Biasi Silva Rocha 41 – Cel Wadir Abbês 42 – Cel Flavio Bisch Fabres 43 – Cel Flavio Acauan Souto 44 – Cel Luiz Carlos Fortes Bustamante Sá 45 – Cel Plotino Ladeira da Matta 46 – Cel Jacob Cesar Ribas Filho  47 – Cel Murilo Silva de Souza 48 – Cel Gilson Fernandes 49 – Cel José Leopoldino e Silva 50 – Cel Pedro Carlos Pires de Camargo 51 – Cel Antonio Medina Filho 52 – Cel José Eymard Bonfim Borges 53 – Cel Dirceu Wolmann Junior 54 – Cel Sérgio Lobo Rodrigues 55 – Cel Jones Amaral 56 – Cel Moacyr Mansur de Carvalho 57 – Cel Waine Canto 58 – Cel Moacyr Guimarães de Oliveira 59 – Cel Paulo Carvalho Espindola 60 – Cel Nelson Henrique Bonança de Almeida 61 – Cel Roberto Fonseca 62 – Cel Jose  Antonio  Barbosa 63 – Cel Jomar Mendonça 64 – Cel Carlos Sergio Maia Mondaini 65 – Cel Nilo Cardoso Daltro 66 – Cel Vicente Deo 67 – Cel Av Milton Mauro Mallet Aleixo 68 – Cel José Roberto Marques Frazão 69 – Cel Brigido Montarroyos Leite 70 – Cel  Flavio Andre Teixeira 71 – Cel  Jorge Luiz Kormann 72 – Cel Aluísio Madruga de Moura e Souza 73 – Cel Aer Edno Marcolino 74 – Cel Paulo Cesar Romero Castelo Branco 75 – Cel Carlos Leger Sherman Palmer 76 – Cel Gilberto Guedes Pereira 77 – Cel Carlos da Rocha Torres 78 – Cel Paulo Soares dos  Santos 79 – Cel Mário Luiz de Oliveira 80 – Cel Wilson Musco 81 – Cel Luiz Fontoura  de Oliveira Reis 82 – Cel Rubens Reinaldo Santana 83 – Cel Arthur Paulino Tapajoz de Souza 84 – Cel Josimar Gonçalves Bezerra 85 – Cel Affonso Correa de Araújo 86 – Cel Era Derli Stopato da Fonseca 87 – Cel Elmio David Dansa de Franco 88 – Cel Antonio Carlos Pinheiro 89 – Cel Av Silvio Brasil Gadelha 89 – Cel Av Sílvio Barreto Viana 90 – Cel Jorge Caetano  Souza do Nascimento 91 – Cel Sérgio Augusto Machado Cambraia 92 – Cel Manoel Soriano Neto 93 – Cel Nelson Roque Vaz Musa 94 – Cel Rubens Vaz da Cunha 95 – Cel Mário Muzzi 96 – Cel Luiz Caramuru Xavier 97 – Cel Av Valdir Eliseu Soldatelli 98 – CMG (FN) Guilherme Gonzaga 99 – CMG Cesar Augusto Santos Azevedo 100 – Cel José Alberto Neves Tavares da Silva 101 – Cel Pedro Figueira Santos 102 – Cel Respício Antonio  do Espírito Santos 103 – Cel Av Silvio da Gama Barreto Viana 104 – Cel Djair Braga Maranhoto 105 – Cel Airton Alcântara Gomes 106 – Cel Arcanjo Miguel Vanzan 107 – CMG Francisco Heráclio Maia do Carmo 108 – Cel Ary Vieira Costa 109 – Cel Ricardo Perera de Miranda 110 – CMG Edmundo Amaral Baptista 111 – Cel  Nicolau Loureiro Neto 112 – Cel AV Sérgio Ivan Pereira 113 – CMG Geraldo da Fonseca 114 – Cel Nelsimar Moura Vandelli 115 – Cel Cesar Augusto de Jesus Magalhães 116 – Cel Rogério Oliveira da Cunha 117 – Cel José Augusto de Castro Neto 118 – Cel Benedito Luiz Longhi 119 – CMG Rogério Ferreira Esteves 120 – Cel Albérico da Conceição Andrade 121 – Cel Orlando Galvão  Canário 122 – Cel AV  José Alfredo de Tolosa Andrade 123 – Cel Pedro Arnóbio de Medeiros 124 – Cel Sérgio dos Santos Lima 125 – Cel Cezar Nunes de Araújo 126 – Cel Ivan Fontelles 127 – Cel Paulo Soares de Souza 128 – Cel Renato Brilhante Ustra 129 – Cel Ariel Rocha de Cunto 130 – Cel Rui Pinheiro Silva 131 – Cel Milton Moraes Sarmento 132 – Cel Paulo Sérgio da Silva  Maia 133 – Cel Ney de Oliveira Waszak 134.
PRA FRENTE BRASIL...
Tenho uma tarde agitada na Sociedade. MARINEI está elaborando os ofícios de outorga da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para as autoridades indicadas pelo MARIANO TAGLIANETTI, de CURITIBA. São pessoas que poderão ajudar muito a Associação Paranaense MMDC-32 e HERÓIS DA LAPA, fundada em 21 de abril de 2014. São sete os agraciados paranaenses para o 2 de outubro, data em que comemoramos a Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista.
Mas a preocupação de hoje é a participação nossa na solenidade do “DIA DO ALVARENGA”, em SOROCABA. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO combinou comigo um encontro na Estação ANTÔNIO JOÃO, do CPTM. Ele irá me levar a SOROCABA. Por volta das 16 horas deixo o MMDC e embarco no Metrô, com destino à BARRA FUNDA. WILLIAM MASCARENHAS iria me acompanhar nessa viagem, mas ele ainda está em BAURU, de onde sairá às 18 horas, após um trabalho muito bom com relação ao evento em que iremos condecorar dona BIANCA MORANDI TELLES RUDGE, de 106 anos, em 23 de agosto.
Na BARRA FUNDA vou embarcar na Estação DIAMANTE, do CPTM, linha que vai até ITAPEVI. Desço em ANTONIO JOÃO, onde aguardo a chegada do SUBTENENTE GEORGE TRAJANO. Ele combinara ir para SOROCABA com um capitão do exército e o encontro com esse oficial é realizado no GRAAL de BARUERI. Ali, o GEORGE deixa o seu carro e vamos para SOROCABA no veículo do CAPITÃO DENNYS TRAVASSOS ALVES, que será homenageado com a Medalha CIDADÃO POLICIAL. Conhecemos o DENNYS quando ele pertenceu ao 2º BPE. Atualmente ele serve ao CPOR/SP.
No Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba somos recepcionados pelo Professor ADILSON CÉSAR. Encontramos muita gente conhecida, como é o caso do MAJOR PM ANDERSON LIMA, do Engenheiro MÁRCIO RENÊ ROCHA (Diretor Técnico de Serviço do Departamento de Estradas de Rodagem – DER – de ITAPETININGA) e os oficiais dos batalhões pertencentes ao CPI-7. Podemos conversar com várias pessoas até que somos chamados para o início do evento.  .
Cerimonial da comemoração dia 12 de agosto / Dia do Alvarenga /
01. Mestre de Cerimônia:  Jorn. Reinaldo Galhardo de Carvalho
A presente solenidade é realizada em parceria entre o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, e a AVPESP – Associação para a Valorização Policial do Estado de São Paulo, e tem por motivação a comemoração do Dia do Alvarenga e dos Heróis Anônimos (Decreto 46.718, do governo do Estado de São Paulo, estabelece a data de 12.08).
A história do quinto mártir do dia 23 de maio de 1932 – Orlando Alvarenga – foi recuperada pelo IHGGS, que conseguiu junto ao Governo do Estado de São Paulo, primeiro o seu reconhecimento e oficialização do Colar “Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos”; depois lutou pela implantação de seu dia no calendário oficial do Estado de São Paulo, em um primeiro momento pelo acréscimo do “A” a  tradicional sigla MMDC, proposta pelo Deputado Estadual Dr. José Antonio Caldini Crespo, que logrou o êxito para o dia 23 de maio – dia do MMDCA.  Entrementes, pela oposição movida pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e reconhecida pelo IHGGS, solicitamos a revogação desse decreto e através do Deputado Estadual  Maj. PM Sérgio Olimpio, conseguimos que se estabelecesse a data de 12 de agosto para esse reconhecimento de forma oficial no calendário das festividades cívicas paulistas.
Hoje o IHGGS tem por parceiro nesta solenidade a AVPESP.
AVPESP- Associação para Valorização Policial do Estado de São Paulo, sem fins lucrativos, tem por objetivo valorizar o cidadão que existe por detrás da farda. Sem ônus para seus associados e familiares a Avpesp repassa descontos obtidos em suas parcerias diretamente aos associados.
 Dando continuidade às obras da série Cidadão Policial de autoria de sua Presidente Cleusa Badanai, foi criada a Medalha Cidadão Policial, saindo do papel para ações propriamente ditas de valorização, com o objetivo único de resgatar o cidadão que existe por detrás da farda, que tem necessidades, sente fome, sente frio, sente dor, paga impostos e no entanto quando se torna  policial  é esquecido pela sociedade como cidadão, portanto esta honraria vem valorizar o policial, resgatando dentro de si o Cidadão Policial adormecido pelo tempo.
Percebendo a inexistência da incompatibilidade entre as propostas do Dia do Alvarenga e da valorização do cidadão policial, isto é, aquele que luta para preservar sua dignidade, liberdade e deseja acima de tudo responsabilidade em seus atos, optamos por uma única realização de outorga de condecorações.
02. Mestre de Cerimônia:
Declina o nome das autoridades presentes e passa a compor a mesa diretora dos trabalhos:
01. Presidente do IHGGS – Prof. Adilson Cezar
02. Presidente da AVPESP – Dr.ª Cleusa Badanai
03. Presidente da SV32 – Cel PM Mário Fonseca Ventura
04. Presidente da FUA - Dr. José Augusto Marinho Mauad
05. Presidente da Casa de Juscelino Kubistchek – Dr. Serafim Melo Jardim
06. Presidente da SOAMAR/SOROCABA – Dr. Paulo Fernando Moreira
Segundas opções:
08. Diretor do Deinter 7 – Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert
09. Chefe da 14.ª CSM – Ten Cel Renato Ivo Fernandes de Castro
10. Comandante do 2.º GACL – Reg. Deodoro Ten Cel Paulo Sérgio Maturana Lopes
Cumprimenta as demais autoridades presentes e pede que se considerem como componentes da mesa dirigente. Solicitamos a todos portadores de celulares, que desliguem seus aparelhos ou os coloquem de modo vibratório. Observamos também que após o termino do Hino Nacional, que não aplaudam.
03. Mestre de Cerimônia:
Solicitamos a todos que fiquem em pé e perfilados para cantarmos o Hino Nacional.
04. Mestre de Cerimônia:
Convidamos o Presidente do IHGGS – Prof. Adilson Cezar, para utilizar-se da palavra.
05. Mestre de Cerimônia:
Convidamos a Presidente da AVPESP – Dr.ª Cleusa Badanai, a utilizar-se da palavra.
06. Mestre de Cerimônia:
Neste instante iniciaremos a imposição do Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos às seguintes personalidades cujos nomes serão declinados por ordem alfabética; solicitamos que se desloquem até o átrio deste salão e se posicionem nos locais demarcados:

Ademir Nacaratto Triga  (Dr.)
Alberto Jabur  (Dr.)
Márcio Renê Rocha (Eng.º)
Serafim Melo Jardim (Dr.)
Vagner Manoel Trematore (Dr.)






07. Mestre de Cerimônia:
Convida o Prof. Adilson Cezar e a Dr.ª Cleusa Badanai a realizarem a imposição do Colar.
Fundo musical:  “Paris-Belfort”, de Antonin-Xavier Farigoul.
08. Mestre de Cerimônia:
Agradecemos aos agraciados, e solicitamos que retornem aos seus lugares, mas antes, que executem a assinatura do competente livro de registros da concessão.
09. Mestre de Cerimônia:
Vamos agora dar continuidade à solenidade e para a outorga da Medalha “Cidadão Policial”; faremos em duas turmas por ordem alfabética de chamada às seguintes personalidades cujos nomes uma vez declinados se desloquem até o átrio deste salão e se posicionem nos locais demarcados:

André Luiz Menezes  (Cap PM)
Benedito da Silva Zanin (Cmt)
Denny Travassos Alves  (Cap)
Edson Dias  (S Ten)
Geraldo Pereira de Paula (Cel)
Júlio Gustavo Vieira Guebert (Dr.)







10. Mestre de Cerimônia:
Convida a Dr.ª Cleusa Badanai e o Cel Mário Fonseca Ventura a realizarem as imposições
Fundo musical:  “Alte Kameraden” (Velhos Camaradas) de Karl Albert Hermann Teike.
11. Mestre de Cerimônia:
Agradece aos agraciados, solicita que retornem aos seus lugares, permanecendo os responsáveis pelas imposições.
12. Mestre de Cerimônia:
Dando continuidade a este agraciamento, chamamos por ordem alfabética a 2.ª turma da Medalha “Cidadão Policial” e solicitamos que uma vez declinado o nome da personalidade se posicionem.

Marcelo Pelegrino de Castro  (Sr.)
Marcos Antonio Ramos (Ten Cel PM)
Paulo Antonio Nunes Spinosa (Dr.)
Paulo Sergio Maturana Lopes  (Ten Cel)
Renato Ivo Fernandes de Castro  (Ten Cel)
Roberto Suganuma  (Cel PM)




Continuidade Fundo musical:  “Alte Kameraden” (Velhos Camaradas) de Karl Albert Hermann Teike.
13. Mestre de Cerimônia:
Agradece a todos e solicita que retornem aos seus lugares.
17. Mestre de Cerimônia:
Ultimamos as outorgas, com a concessão da Medalha MMDC, da Sociedade Veteranos de 32 MMDC  ao Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Ubaldino do Amaral, a quem convidamos a se posicionar no dispositivo.

Dr. José Augusto Marinho Mauad

18. Mestre de Cerimônia:
Convida o  Cel PM Mário Fonseca Ventura e o  Prof. Adilson Cezar, a realizarem a imposição.    Fundo musical:  “Passo do Soldado Paulista de 1932” autoria de Marcelo Tupinambá e Guilherme de Almeida.
19. Mestre de Cerimônia:
Agradece a todos e solicita que retornem aos seus lugares.
20. Mestre de Cerimônia:
Convidamos o Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, Diretor do Deinter 7, para fazer o agradecimento em nome de todos os agraciados.
21. Mestre de Cerimônia:
A palavra está disponível a quem dela desejar se utilizar.
22. Mestre de Cerimônia:  
Para encerrar a presente cerimônia, convidamos o Prof. Adilson Cezar, Presidente do IHGGS, a utilizar-se da palavra.
23. Mestre de Cerimônia:
Agradecimento aos parceiros e apoios recebidos para os eventos do mês de agosto:
Academia de História Militar Terrestre do Brasil de São Paulo;  Associação para a Valorização  Policial do Estado de São Paulo;  Conselho Estadual de Honrarias e Mérito (Gov.  Est.  SP.);  Exército Brasileiro (14.ª CSM e outros);  Fundação Ubaldino do Amaral;  Marinha do Brasil  (CTMSP e outros);  Polícia Militar do Estado de São Paulo  (CPI-7;  7.º BPMI  e outros); Prefeitura Municipal de Sorocaba (Sec. da Cultura; Educação); Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba;  Sociedade Veteranos de 32 MMDC / SP;  Sorocaba Refrescos (Coca Cola); Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau;  Sabina Pães e Doces.
Glaucia Freitas;  Hamilton Vieira; Margarida Okubo;  Marilena Dias Tarpinian; Simone Sanches; Solange Helena Marques de Lima; e Vera Petrocchi.
 Saída do auditório com fundo musical: “Paris-Belfort”.
Após o encerramento da solenidade, há a confraternização dos presentes e CLEUSA BADANAI e CLÁUDIO (esposo da MARLENE, grande amiga da CLEUSA) convidam-me para deixarmos o IHGGS, propondo gentilmente me levarem até GUARULHOS. Acontece que o GEORGE não pode contar com a “carona” do CAPITÃO DENNYS TRAVASSOS ALVES, que nos trouxe. Deixa o local depois de nós no carro do MARCELO PELEGRINO e, através celular, pede para que o CLÁUDIO o pegue do km 10 da CASTELLO BRANCO, a fim de retornar até o GRAAL de BARUERI, onde está o seu veículo.
O retorno permite que conversemos sobre uma série de assuntos de interesse nosso, principalmente a divulgação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e também da Associação de Valorização do Policial do Estado de São Paulo, criada pela CREUSA BADANAI.

Ao chegar em casa, apesar do adiantado da hora, vou acessar a internet e vejo que o GEORGE TRAJANO mandou-me o Boletim Especial do Exército, onde consta meu nome para ser condecorado com a MEDALHA DO PACIFICADOR.

Estimado GEORGE
Agradeço o envio do BOLETIM ESPECIAL DE EXÉRCITO Nº 14, QUE ACABO 
DE COLOCAR EM MEU BLOG.
Ao chegar em casa tive a grata surpresa de abrir uma correspondência que me foi enviada pelo COMANDANTE MILITAR DO SUDESTE, GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS COM OS SEGUINTES DIZERES:
"Estimado Cel PM Mario Fonseca Ventura
Tenho a satisfação de apresentar ao prezado companheiro efusivos cumprimentos na oportunidade em que é agraciado com a MEDALHA DO PACIFICADOR.
Sirvo-me do ensego, ainda, para formular votos de continuados êxitos ao longo da carreira"

DEPOIS DE MEMORÁVEL NOITE NO INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFIICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA e da participação afetiva de tantos amigos, sou surpreendido com a Carta do Cmt Militar do Sudeste a quem rendo o meu profundo respeito e a mais alta consideração.
Para mim é o coroamento de tantos esforços despreendidos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Entidade que merece a MEDALHA DO PACIFICADOR pelo muito que ela representa para a nossa Pátria.  
Sinto-me extremamente feliz em saber que irei receber a MEDALHA DO PACIFICADOR em 25 de agosto de 2014.

Uma denúncia anônima levou para a cadeia um dos dez criminosos mais procurados do Estado. Segundo a polícia, MARCELO LUCIANO COELHO era ligado à facção criminosa PCC. A Secretaria de Segurança Pública havia oferecido cinco mil reais por informações que levassem à prisão do criminoso. MARCELO foi capturado pela ROTA fazendo compras no SHOPPING INTERNACIONAL DE GUARULHOS, na região metropolitana. Ele deveria estar cumprindo pena por roubo e responde também pelos crimes de porte de drogas, tentativa de homicídio, motim de preso, furto, incêndio e explosão.

A Justiça de SÃO PAULO determinou o afastamento imediato do conselheiro ROBSON MARINHO do Tribunal de Contas do Estado. Ele é suspeito de receber propina da multinacional ALSTOM para favorecer a empresa francesa em um contrato com estatais de energia elétrica. A decisão da juíza da 13ª Vara da Fazenda Pública de SÃO PAULO é em caráter liminar e foi baseada na lei de improbidade administrativa. RÓBSON MARINHO pode recorrer. Os promotores suspeitam que MARINHO tenha recebido, pelo menos, 1,1 milhão de dólares para assinar um parecer favorável a um contrato da empresa ALSTOM com a ELETROPAULO, antiga estatal. Ele nega.

Menos de nove meses depois de chegar à sede da Polícia Federal, em SÃO PAULO, com os punhos cerrados, em uma clara afronta à pena de quase cinco anos de prisão pela condenação no processo do mensalão, o ex-deputado e ex-presidente do PT JOSÉ GENOÍNO já está livre. Hoje, o mensaleiro, um dos símbolos do maior escândalo de corrupção do governo LULA, foi liberado para cumprir o restante da pena em casa. A progressão de regime foi autorizada pelo ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira da semana passada. GENOÍNO deixou o complexo penitenciário da PAPUDA no início da manhã. Entre as exigências que deverá cumprir a partir de agora está a de permanecer em casa das 21h às 5 horas. Ele também não pode manter contato com outros réus que estejam cumprindo pena e precisa comparecer no fórum a cada dois meses. GENOÍNO esta preso desde 15 de novembro. O ex-deputado foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa no regime semiaberto, mas nunca saiu da prisão para trabalhar – ele fez serviços na biblioteca do presídio. No entanto, ficou parte desse tempo em casa por conta de problemas de saúde. Como cumpriu um sexto da pena, ganhou o direito de sair da cadeia. Outro mensaleiro, o ex-tesoureiro do PL (hoje PR), JACINTO LAMAS, condenado a cinco anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro, também teve direito à progressão da pena.

Ao se colocar mais uma vez como “o novo” na eleição presidencial, o candidato do PSB, EDUARDO CAMPOS, defendeu, hoje, sua participação na campanha da mãe, ANA ARRAES, para uma vaga de ministra do Tribunal de Contas da União no ano passado. A eleição da ex-deputada pela Câmara dos Deputados teve a interferência direta do ex-presidente LULA a pedido de CAMPOS. Hoje, durante entrevista ao “JORNAL NACIONAL”, da REDE GLOBO, o presidenciável insistiu que a manobra não foi antiética ou configurou nepotismo. “Se a nomeação fosse minha enquanto governador seria nepotismo. Ela é funcionária pública de carreira, elegeu-se deputada duas vezes, se candidatou (à vaga no TCU), disputou a eleição e foi ser ministra”, respondeu. Provocado a dizer se o fato de ter usado “o seu prestígio, o seu poder e se empenhado pessoalmente numa campanha para que um parente ocupasse um cargo público e vitalício” foi um bom exemplo para o país, CAMPOS minimizou. “Por que eu não apoiaria ela, que tinha todos os predicados (para o cargo)?”
A Comissão de Ética da Organização Mundial da Saúde aprovou, hoje, o uso de tratamentos experimentais no combate à febre hemorrágica EBOLA. “Perante as circunstâncias da epidemia e sob reserva de que determinadas condições sejam cumpridas, a comissão chegou ao consenso de que é ético oferecer tratamentos não homologados, cuja eficácia não é conhecida, nem os seus efeitos secundários, como tratamento potencial ou preventivo”, explicou a OMS.
A epidemia de EBOLA, que afeta a região da ÁFRICA OCIDENTAL, já fez mais de mil mortos, em 1.848 casos suspeitos, de acordo com o último balanço da OMS.
Foram registrados 11 novos casos e seis mortos na GUINÉ-CONACRI, 45 novos casos e 29 mortos na LIBÉRIA, e 13 novos casos e 17 óbitos em SERRA LEOA. Não foram notificados novos casos ou mortes na NIGÉRIA.
O vírus EBOLA é transmitido por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Não há vacina conhecida para a doença. O uso do medicamento experimental ZMAPP em dois norte-americanos e em um padre espanhol infectados com o vírus quando trabalhavam na ÁFRICA provocou um intenso debate ético. O medicamento, fabricando em pouca quantidade ainda, apresentou resultados promissores nos dois americanos até agora, mas não conseguiu salvar a vida do missionário espanhol.
O padre MIGUEL PAJARES morreu hoje no Hospital CARLOS 3º, em MADRI, na ESPANHA. Ele chegou quinta-feira passada à capital espanhola, procedente da LIBÉRIA, onde contraiu o EBOLA. PAJARES foi o primeiro europeu afetado pela doença e estava recebendo desde sábado o soro experimental.

Os supervisores de Direitos Humanos da ONU disseram, hoje, que há risco de ocorrer um genocídio na comunidade religiosa yazidi no IRAQUE. Um comunicado da ONU defende que os yazidi sejam protegidos e escoltados para fora da área de risco. Milhares de refugiados estão presos nas montanhas de SINJAR, quase sem alimentos ou água. Eles estão cercados por extremistas sunitas do Estado Islâmico, que controlam grande parte do Norte do IRAQUE e do Leste da SÍRIA. O grupo jihadista intesificou sua ofensiva no dia 9 de junho, dirigida contra yazidis, cristãos, xiitas, curdos e outros grupos na região. Os insurgentes lhes ofereceram a opção de se converter ou morrer. Helicópteros que entregam ajuda humanitária estão sendo usados para resgatar pessoas. O repórter da BBC JYIAR GOL acompanhou uma das missões. Seu helicóptero foi cercado pelos yazidis que tentam se agarrar desesperadamente à aeronave, que sequer chega a aterrissar no solo. Quando o helicóptero parte, uma mulher fica pendurada e acabou puxada pelas pessoas a bordo. Poucos conseguem refúgio.