quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

18 DE DEZEMBRO DE 2016 - DOMINGO

LEMBRANDO NOSSOS HERÓIS: CAPITÃO GINO STRUFFALDI e ABRAHÃO YÁZIGUI

Resultado de imagem para CAPITÃO GINO STRUFFALDI


DIA     DEZOITO     DE     DEZEMBRO    DE     2016     –     D O M I N G O.
79 anos, 11 meses e 21 dias de idade.
Início de minhas memórias - 9 de Julho de 1950.
DIA 163º DO 67º ANO
58 anos e 195 dias na PMESP
57 anos e 307 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 967 dias – 500 084 horas.
53 anos e 102 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 278 dias no Posto de Coronel – 345 meses e 6 dias.
5 anos e 164 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 040 dias CORONEL - 25 anos e 4 dias na reserva.
11 124-664 032                          11 040-258 508                             10 766-252 084.
DIA DE SÃO GACIANO. Pregou o Evangelho na GÁLIA e foi o primeiro bispo de TOURS. Muitos anos depois, SÃO MARTINHO DE TOURS, seu sucessor na mesma diocese, recebeu de DEUS a revelação do local exato em que fora sepultado SÃO GACIANO, e passou a venerá-lo convenientemente.
DIA DE SÃO RUFO E SÃO ZÓZIMO. Foram discípulos de JESUS CRISTO. Segundo a tradição, eles foram os fundadores da Igreja de CRISTO entre os judeus e os gregos. As notícias sobre esses dois santos chegaram até nós por meio de SÃO POLICARPO, que se refere a eles em sua carta aos filipenses. SÃO RUFO e SÃO ZÓZIMO sofreram o martírio, provavelmente entre os anos de 107 e 118, em FILIPOS, na MACEDÔNIA.

“A MOLDURA DA VIDA HUMANA TEM UM DESENHO RUIM. PRIMEIRO OS ERROS DA JUVENTUDE, DEPOIS AS RESTRIÇÕES DA VELHICE. SÓ INVEJO O QUE ESTÁ NO MEIO”.
                                                                    JOHN KENNETH GALBRAITH

“NOSSA POSTURA DIANTE DO INESPERADO, DO DIFERENTE, RARAMENTE É DE ATENÇÃO, ABERTURA, ESCUTA. POUCO NOS INTERESSAM OS MOTIVOS, O BEM, AS ANGÚSTIAS E BUSCAS, DIREITOS E RAZÃO DE QUEM INFRINGE AS REGRAS DA NOSSA ACOMODAÇÃO, FRIVOLIDADE OU EGOÍSMO”.
                                                                                                          LYA LUFT
 
279 a. morre o construtor de instrumentos de corda ANTÔNIO STRADIVARIUS, luthier italiano, em 18 de dezembro de 1737. Nasceu em 1648.
229 a. NOVA JÉRSEI se torna o terceiro estado norte-americano em 18 de dezembro de 1787.
204 a. NAPOLEÃO BONAPARTE retorna à PARIS, em 18 de dezembro de 1812, após sua desastrosa campanha militar na RÚSSIA.
161 a. nasce ADOLPHO LUTZ, médico brasileiro, em 18 de dezembro de 1855. Falece em 1940.
151 a. da ratificação nos EUA da décima terceira emenda, que determinava a abolição da escravatura no país, em 18 de dezembro de 1865.
151 a. morte do maestro FRANCISCO MANUEL DA SILVA, autor da música do HINO NACIONAL BRASILEIRO, em 18 de dezembro de 1865. Nasceu em 1791.
147 a. morre no RIO DE JANEIRO o pianista e compositor LOUIS MOREAU GOTTSCHALK, em 18 de dezembro de 1869. Músico estadunidense, nascido em NEW ORLEANS, LOUISIANA, em 1829. Utilizou em suas composições temas folclóricos, ritmos afro-caribenhos e criolos, a “creole music”. O pai era anglo-alemão e a mãe pertencia à aristocracia criola da LOUSIANA. Menino-prodígio foi para a EUROPA (1842) e se tornou favorito da corte parisiense aos 13 anos de idade. Após vários concertos pela EUROPA, voltou aos ESTADOS UNIDOS (1853) e estreou no mesmo ano em NOVA YORK e, em seguida, fez turnês pelos ESTADOS UNIDOS e pelas ANTILHAS. Dotado de pouca inventividade e de tradição romântica, em suas composições estão a Grande tarantela para piano e orquestra, LA BAMBOLLA e peças versáteis, muitas delas exemplos da música de salão do início do século XIX. Compôs também fantasias, arranjos e paráfrases virtuosísticas, entre elas uma Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro. Acusado (1865) de um envolvimento escandaloso com uma adolescente do OAKLAND FEMALE SEMINARY, deixou os ESTADOS UNIDOS e iniciou uma turnê pela AMÉRICA LATINA (1865), que terminou abruptamente com sua morte, na TIJUCA, no RIO DE JANEIRO, três semanas após um colapso sofrido enquanto regia um festival de suas obras. Postumamente, foi publicado seu livro NOTAS DE UM PIANISTA.
146 a. Fim do Primeiro Concílio do VATICANO, em 18 de dezembro de 1870.
143 a. nasce FRANCISCO FERNANDO, arquiduque da ÁUSTRIA-HUNGRIA, cujo assassinato serviu de pretexto para deflagrar a Primeira Guerra Mundial. Nasce em 18 de dezembro de 1863 e falece em 1914.
140 a. nasce AFRÂNIO PEIXOTO, médico legista, político e escritor brasileiro, em 18 de dezembro de 1876. Morre em 1947.
138 a. nasce JOSEF STALIN, militar e político georgiano, em 18 de dezembro de 1870. Morre em 1953.
126 a. nasce o engenheiro eletrônico e inventor EDWIN ARMSTRONG, pioneiro do rádio e inventor da FM, em 18 de dezembro de 1890. 
124 a. estréia do ballet “QUEBRA NOZES” em 18 de dezembro de 1892.
124 a. falece RICHARD OWEN, biólogo britânico, em 18 de dezembro de 1892. Nasceu em 1804.
122 a. nasce o engenheiro JOÃO CAETANO ÁLVARES JÚNIOR no dia 18 de dezembro de 1894, filho do também engenheiro JOÃO CAETANO ÁLVARES e de MARIA DA ROCHA ALVES. Ele se formou na Escola Politécnica em 1917, e no começo foi engenheiro-chefe da construção e extensão da linha da Estrada de Ferro MOGIANA, que liga SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO à cidade de PASSOS. Nos vinte anos que se seguiram depois de seu primeiro emprego, exerceu a função de gerente da Companhia Construtora Nacional, que executou obras de vulto em concreto armado como os viadutos da VIA ANCHIETA, pontes sobre o RIO TIETÊ e hidrelétricas de IAPUÇO e SALTO GRANDE. Depois desse período assumiu a função de titular na Secretaria de Obras da Prefeitura de SÃO PAULO, na época em que o prefeito era JÂNIO QUADROS, ficando responsável pela execução do “PLANO DE EMERGÊNCIA” que tinha o propósito de melhorar as ruas da periferia da cidade e das formas de acesso aos bairros através de obras de pavimentação. No ano de 1956 assumiu a Secretaria de Viação do Estado, nomeado por JÂNIO QUADROS que nesse ano ocupava o cargo de governador do Estado. Em setembro de 1956 foi para a COSIPA na posição de diretor e superintendente. Em seu trabalho na iniciativa privada organizou em 1945 a PEDREIRA CANTAREIRA, uma das mais bem instaladas de SÃO PAULO.
A AVENIDA ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES é uma importante via de ligação entre os bairros da Zona Norte e em sua extensão estão instaladas muitas casas comerciais, o que a configura como um corredor comercial da região.
120 a. nasce STANISLAW MACKIEWICZ, escritor e político polonês, em 18 de dezembro de 1896. Falece em 1966.
119 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 18 de dezembro de 1897: em janeiro próximo prosseguirão as obras de alargamento de bitola da linha férrea de APARECIDA a TAUBATÉ, que estavam suspensas. Também continuará a construção da linha dupla entre as estações de SAPOPEMBA e de BELÉM.
Ainda ontem não houve número para fazer funcionar a Câmara Municipal. Assumindo a presidência o senhor ASDRUBAL DO NASCIMENTO, depois de ordenar a convocação de suplentes – conforme manda a lei – marcou para hoje outra sessão.
Teve imponência religiosa a posse de DOM JOAQUIM ARCOVERDE, arcebispo de arquidiocese do RIO DE JANEIRO. Constataram as cerimônias de uma procissão que saiu do palácio da CONCEIÇÃO para a igreja de SANTA RITA.
Há comunicação de que foi reorganizada, em LONDRES, a Companhia de Estrada de Ferro LEOPOLDINA, devendo os estatutos ser aprovados pelo governo.
Prossegue o processo instaurado contra os falsificadores de estampilhas e bilhetes de loteria. É grande o número de culpados.
O governo do JAPAO entende que caso os ESTADOS UNIDOS anexarem as ILHAS DE HAWAI, não será de estranhar que tenham o mesmo procedimento com a República do HAITI.   
117 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 18 de dezembro de 1899: pede-nos o senhor JULES MARTIN (o empresário francês que levou avante a construção do primeiro VIADUTO DO CHÁ) que declaremos que foi ele quem primeiro propôs à Câmara trazer a sombra do Viaduto e cercá-lo de maneira a impedir que se repitam os suicídios.
As famílias residentes na Rua CONSELHEIRO CRISPINIANO, mais uma vez chamam a atenção do senhor doutor chefe de polícia ou de seus auxiliares. Desde o LARGO DO PAISSANDU até a esquina da 24 DE MAIO, há nada menos de 10 prostíbulos, cada um contendo 4 ou 6 messalinas, proferindo as maiores obscenidades, capazes de fazer corar um frade de pedra.
Um audacioso gatuno penetrou por um dos óculos do sineiro da Igreja da VILA DE LEME e carregou o cofre de esmolas ali existente.
Um grande temporal que desabou ontem sobre esta capital produziu bastantes estragos, principalmente no bairro do BRÁS, que teve algumas ruas inundadas em conseqüência de transbordamento de um córrego que vem da QUARTA PARADA.
RIO – O GENERAL ARTHUR OSCAR, comandante do 3º Distrito Militar, prendeu o CORONEL THOMAZ BRAZIL, por escrever artigos contra a República num jornal do CEARÁ.
RIO – Naufragou no Rio AMAZONAS o vapor INAGUARY, da COMPANHIA PASTORIL DO PARÁ, morrendo o imediato, o 2º maquinista, o cozinheiro, o copeiro e um passageiro. Foi completa a perda da carga.
LONDRES – as notícias de DURBAN e CAPETOWN dão apenas uma ligeira idéia da situação das tropas inglesas (na ÁFRICA DO SUL). De fato, os três exércitos de socorros comandados pelos generais BULLER, GATACRE e METHUEN, foram batidos sucessivamente e se acham em impossibilidade de continuar a sua marcha se não receberem novos reforços.   
113 a. falece JOAQUIM MANOEL RODRIGUES LIMA, governador da BAHIA, em 18 de dezembro de 1903. Nasceu em 1892 ou 1896.
110 a. nasce o Senhor SIMÃO, em 18 de dezembro de 1906. Conhecemos essa pessoa nos anos 1980, quando eu era major e trabalhava na área centro (CPA/M-1). CARMELO (agora aposentado), foi quem me apresentou esse industrial, já falecido.
106 a. Fala-se em 18 de dezembro de 1910 do desenvolvimento extraordinário da cidade de SÃO PAULO. Os poderes municipais estão tratando de desenvolver o centro da cidade, abafada dentro dos traçados dos antigos bandeirantes. Para isso, a situação econômica do nosso grande e próspero Estado nunca foi melhor, o preço do café e de nossos principais produtos nacionais atingiu um preço respeitável.
105 a. nasce JULES DASSIN, cineasta norte-americano, em 18 de dezembro de 1911. Falece em 2008.
105 a. o temporal que rugiu e por fim desabou fragorosamente sobre a cidade, ontem à tarde, veio contrariar os planos de muita gente, obrigando-os a ficar em casa. Muitas senhoras antes da tormenta iniciavam os preparos das suas “toilettes” para um passeio aos parques ANTÁRTICA, BOSQUE DA SAÚDE e CANTAREIRA, enquanto outras sonhavam com o êxito do corso. O tempo, porém, mudou os cenários do céu e os planos de todos. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 18 de dezembro de 1911).  
104 a. (SANTIAGO) É opinião geral que o governo deve mandar uma turma de estudantes de medicina estudar o canal do PANAMÁ, como mandou os estudantes de engenharia, a fim de proporem os serviços sanitários dos portos da República. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 18 de dezembro de 1912).
103 a. nasce WILLY BRANDT, político alemão, em 18 de dezembro de 1913. Morre em 1992.
100 a. acaba a BATALHA DE VERDUN, no dia 18 de dezembro de 1916, uma das piores da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, onde morreram 220 mil soldados.
  99 a. Congresso norte-americano aprova a LEI SECA, em 18 de dezembro de 1917. Proíbe a venda de bebidas alcoólicas no país.
  84 a. nasce o Cel. Ref. RAIMUNDO ALVES DE ANDRADE em 18 de dezembro de 1932. Foi admitido na antiga GUARDA CIVIL em 16 de junho de 1952. Promovido a subinspetor em 9 de julho de 1958; a inspetor em 25 de janeiro de 1960; a inspetor de Divisão em 22 de outubro de 1968. Foi apostilado CAPITÃO em 9 de abril de 1970. Não tenho as datas de suas outras promoções.   
  84 a. nasce o CORONEL PM Ref. SEBASTIÃO FLORENTINO em 18 de dezembro de 1932. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1951. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1955. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1956; 1º Tenente – 25 de agosto de 1962; Capitão – 25 de agosto de 1 965; Major – 15 de dezembro de 1975. Não tenho as datas das outras promoções.  Falece em 4 de janeiro de 2001.  
  81 a. EDUARD BENES é eleito o segundo presidente da CHECOSLOVÁQUIA, após a renúncia de TOMAS MASARYK, em 18 de dezembro de 1935.
  80 a. LEÓN TROSTKY é admitido como refugiado pelo governo mexicano em 18 de dezembro de 1936.
  77 a. morre em MADRI LEONARDO TORRES QUEVEDO, engenheiro e inventor espanhol, precursor da robótica moderna, em 18 de dezembro de 1939.
  76 a. HITLER ordena ao alto comando das forças armadas alemãs que comecem o planejamento de uma invasão da UNIÃO SOVIÉTICA, com o nome de código OPERAÇÃO BARBAROSSA, em 18 de dezembro de 1940.
  75 a. os aliados invadem o TIMOR na 2ª Guerra Mundial, em 18 de dezembro de 1941.
  73 a. nasce KEITH RICHARS, guitarrista dos ROLLING STONES, em 18 de dezembro de 1943.
  72 a. nasce o Cel PM Res. PÉRICLES CARAMASCHI em 18 de dezembro de 1944. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 16 de fevereiro de 1963. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1966. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1967; 1º Tenente – 23 de março de 1970; Capitão – 15 de dezembro de 1975; Major – 24 de maio de 1983; Tenente-Coronel – 25 de agosto de 1987; CORONEL – 25 de agosto de 1993.
  71 a. URUGUAI é admitido como Estado-membro da ONU em 18 de dezembro de 1945.
  70 a. nasce em CINCINATTI, nos ESTADOS UNIDOS, o cineasta STEVEN SPIELBERG, em 18 de dezembro de 1946. Junto com COPPOLA e GEORGE LUCAS, SPIELBERG reinventou o cinema na década de 1970. TUBARÃO  e E.T. entre outros, estão entre as maiores bilheterias de toda a história. O primeiro OSCAR veio com A LISTA DE SCHINDLER, em 1993.
  66 a. países da OTAN resolvem criar força armada conjunta, em 18 de dezembro de 1950.
  62 a. nasce o terrorista e escritor italiano CESARE BATTISTI, em 18 de dezembro de 1954.
  61 a. falece VICTOR BRECHERET, escultor brasileiro, em 18 de dezembro de 1955. Nasceu em 1895.
  61 a. nasce VIJAY MALLYA, empresário indiano, dono da equipe FORCE ÍNDIA, em 18 de dezembro de 1955.
  60 a. Assembléia Geral da ONU vota por unanimidade a admissão do JAPÃO na organização, em 18 de dezembro de 1956.
  56 a. da criação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 18 de dezembro de 1960.
  55 a. distrito português de DAMÃO foi invadido e ocupado pelas tropas da UNIÃO INDIANA em 18 de dezembro de 1961.
  53 a. nasce o ator WILLIAM BRADLEY PITT – BRAD PITT – em SHAWNEE, OKLAHOMA, EUA, em 18 de dezembro de 1963. Passou sua adolescência em SPRINGFIELD, no MISSOURI, levando uma vida pacata de maneira despojada, freqüentando constantemente drive-ins e assistindo o PLANETA DOS MACACOS, na TV. Na realidade, seu primeiro contato com a sétima arte foi através dos pais, em 1969, quando assistiu a BUTCH CASSIDY, estrelado por dois grandes astros, PAUL NEWMAN e ROBERT REDFORD. Por ironia do destino, alguns anos mais tarde, PITT seria dirigido por REDFORD em “NADA É PARA SEMPRE” (1992) e contracenaria com ele em “JOGOS DE ESPIÕES” (2001). Ao assistir o musical “TOMMY” (1975), PITT ficou tão encantado com a produção que a viu duas vezes, principalmente por causa da seqüência musical PINBALL WIZARD, com ELTON JOHN. Neste momento, o rock já fazia parte de sua vida. Juntou dinheiro, aprendeu a tocar guitarra e fez planos para seguir a carreira de músico, mas seu destino se desviou para o cinema. Aos 17 anos saiu de casa para estudar jornalismo na Universidade de MISSOURI. Há duas semanas de sua formatura, abandonou tudo e, a bordo do seu velho carro e com 325 dólares no bolso, foi para LOS ANGELES tentar a carreira de ator. Antes do sucesso, teve que trabalhar em diversos subempregos para sobreviver, entre eles como motorista de garotas de programa. Após quatro anos de tentativa, conseguiu uma ponta no seriado “DALLAS” e logo depois em “HEAD OF THE CLASS”. No cinema, sua primeira aparição foi em “ABAIXO DE ZERO” (1987). Seu primeiro papel importante foi no filme “THELMA & LOUISE” (1991), de RIDLEY SCOTT, quando viveu um caronista que transava com GEENA DAVIS (THELMA) para roubar todo o dinheiro dela. Na seqüência, passou a receber propostas para papéis de garotões bonitos e sarados, mas ele preferiu diversificar atuando em JOHNNY SUEDE (1992) e KALIFORNIA (1993), até surgir uma chance de coadjuvante no filme “UM FAVOR INDECENTE” (1994). Com o sucesso chegando aos seus pés, o ator colecionava uma série de namoradas, sempre atrizes, entre elas, JULIETTE LEWIS, JÚLIA ORMOND até ficar noivo de GWYNETH PALTROW, com quem contracenou em SEVEN-OS SETE CRIMES CAPITAIS (1995). Porém, quem conseguiu levar BRAD PITT ao altar foi a atriz JENNIFER ANISTON, em uma cerimônia cinematográfica realizada em uma mansão em MALIBU, reunindo 300 convidados exclusivos ao custo irrisório de um milhão de dólares. PITT também viveu o vampiro LOUIS DE POITE DU LAC no polêmico “ENTREVISTA COM O VAMPIRO” (2004), ao lado de TOM CRUISE, com quem, dizem as más línguas, teve algumas desavenças durante as filmagens. No mesmo ano estrelaria o épico “LENDAS DA PAIXÃO” (2004). A popularidade de PITT crescia a cada dia, engordando sua conta bancária e a dos estúdios, que apostavam cada vez mais em sua popularidade. Conseqüentemente, fez “OS DOZE MACACOS” (1995), “SETE ANOS NO TIBETE” (1997), “ENCONTRO MARCADO” (1998), “O CLUBE DA LUTA” (1999), “ONZE HOMENS E UM SEGREDO” (2001) – que teve uma continuação recente em “DOZE HOMENS E OUTRO SEGREDO” (2004) -, e “A MEXICANA”, quando contracenou mais uma vez com JÚLIA ROBERTS (2002).     Faz o papel de JOHN SMITH em “Sr. e Sra. SMITH” (2005), onde trabalhou ao lado de ANGELINA JOLIE, sua atual namorada. Um de seus mais comentados filmes foi “TRÓIA”, onde encarnou o personagem épico AQUILES. Entre seus próximos projetos estão “BABEL” (2006), em fase de produção, “JESSE JAMES” (em pós-produção), “CHAD SCHMIDT” (2006) e “BENJAMIN BUTTON” (2006), estes últimos ainda sem título em português.
  53 a. das anotações feitas em 18 de dezembro de 1963 (quarta-feira). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 162º - 5 anos e 196 dias na FORÇA PÚBLICA – 103º dia como ASPIRANTE – 90º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
O BATALHÃO DE GUARDAS tem nos apresentado dias sossegados, sem grandes acontecimentos. O período agitado das greves parece ter passado, muito embora haja um descontentamento geral em torno dos vencimentos. No BG não há lugar para insubordinação. A tropa está nas nossas mãos e qualquer movimento subversivo pode ser dominado ligeiramente.
O trem das 5:52 horas continua sendo o meio de veículo utilizado por mim e pelo ASPIRANTE GIRALDI. Hoje quase que o perco.
No BG, comando um pelotão da 3ª Companhia e para ele daria instrução de Ordem Unida tão logo termina a revista matinal.
O ASPIRANTE MENDES anda preocupadíssimo com o Conselho de Disciplina do CABO CASTORINO. Ajudo-o em alguma coisa nesta manhã, mas o desenroltar do mesmo tem de sofrer um entrave porque o defensor do acusado não fez ainda as Razões da Defesa.
A oficialidade do BG está sempre se reunindo para discutirem assuntos de nosso interesse. Hoje também tivemos uma reunião.
Quando eram 13 horas o Sub Cmt Interino, CAPITÃO HELIO GUAYCURU DE CARVALHO, dispensa-nos.
Em casa não me sinto bem nesta tarde. Assisto diversos programas de televisão, sempre começando pelo REPÓRTER ESSO. O Canal 7 apresentou hoje um programa do impagável CHICO ANÍSIO, intitulado O HOMEM E O RISO. 
  52 a. das anotações de minhas memórias em 18 de dezembro de 1964 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 162º - 6 anos e 197 dias na FORÇA PÚBLICA - 209 dias como 2º TENENTE - 456 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Ao chegar no BATALHÃO DE GUARDAS, encontro na Unidade o 2º TENENTE JOSÉ FÁBIO RICCIARDELLI, que permanecerá adido ao nosso Batalhão durante sessenta dias. Vem ele substituir o 2º TENENTE LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA.
Antes de entrar de férias, sinto ser meu dever deixar a secretaria em ordem. Assim é que reúno logo cedo os integrantes da Repartição e expeço as ordens para o plano de trabalho desta sexta-feira. A secretaria ficará nas mãos do 1º TENENTE ALCIDES MORALLES durante os quinze dias de férias, a começar de segunda-feira.
O expediente transcorre muito depressa. Os acertos que tive de fazer com meus auxiliares levaram-me as horas.
Das 15:30 horas até 17 horas dou aula de Português para o SEVERINO DE FREITAS e 3º SARGENTO MORGADO. Durante o tempo que eu estiver de férias não darei aulas para os mesmos.
Ao chegar em casa, encontro-me com o SUB-TENENTE NERCÍLIO. Esteva na Inspetoria Geral de Formação e ficou conhecendo a triste realidade do resultado de seu exame de Português para ingresso no Q.O.A.A. Não logrou a aprovação. Diz-me que sessenta e seis foram os candidatos e apenas vinte e seis os aprovados em Português. O SUB-TENENTE OSCAR DE CARVALHO também foi reprovado. Isso significa que não há mais necessidade de aulas, pelo menos por enquanto.
Em meu lar assisto programas de televisão, principalmente a QUINTA DIMENSÃO, no canal 9.     
  51 a. dos depoimentos lançados em 18 de dezembro de 1965 (sábado). ANO 16º - MÊS 6º - DIA 161º - 7 anos e 197 dias na FORÇA PÚBLICA - 574 dias como 2º TENENTE - 821 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Quero sossego neste sábado. Venho de um dia cheio de atividades, que foi ontem, e estou em véspera de uma outra data que vai ser de amargar.
Durante a manhã apenas leio jornais, revendo minha coleção pertencente ao 16º tomo. Revejo dezembro de 1964 quando estou num BATALHÃO DE GUARDAS completamente diferente da época desse dezembro de 1965. COMANDANTE NÓBREGA passava para a reserva e entregava o comando do batalhão ao CAPITÃO MÁRIO FERREIRA. Era eu secretário da Unidade, longe de atrapalhadas que se fazem presentes neste 1965.
Após o almoço nada faço. Quero descanso absoluto, preparando-me para os desfiles de amanhã.
à noite, assisto televisão: as novelas que MARIA assiste. A MARCHA DO MUNDO; A HORA DA BUZINA (desfile de calouros, animado por ABELARDO "CHACRINHA" BARBOSA).
BONANZA - com a família CARTWRITH enfrentando um problema de terras e um assassinato cometido por um índio.
Às 23 horas deixo meu lar. Preciso passar a noite no quartel, visto que amanhã tenho de levantar muito cedo.
Chego no BG já um tanto tarde. Converso com os TENENTES PAULO OVÍDIO TODAY (Oficial de DIA) - SALES JÚNIOR  e ARNALDO PAGAN. Trocamos idéias sobre o desfile de amanhã e me dirijo para o meu alojamento na FIF onde irei pernoitar.
  51 a. nasce CLÁUDIO KANO, mesa-tenista brasileiro, em 18 de dezembro de 1965. Falece em 1996.
  50 a. dos acontecimentos em 18 de dezembro de 1966 (domingo). ANO 17º - MÊS 6º - DIA 162º - 8 anos e 197 dias na FORÇA PÚBLICA – 4º dia como 1º TENENTE – 257 dias na 2ª Companhia Independente.
Sinto-me feliz nesta manhã. Lá pelas 9 horas estou apreciando o colorido verde das árvores e plantas do terreno de meus pais e de meus parentes. É uma verdadeira festa para os olhos esse panorama deslumbrante. Faz-me remoçar e voltar muitos anos atrás. Meus pais vão à feira. Espero o retorno deles e saio. Vou até o Destacamento Policial e ali fico até o meio-dia. Conversando com as praças de serviço, também aprecio o ir e vir daqueles que fazem a feira neste domingo.
Converso com o senhor VALTER FRANCO, pai do 3º SARGENTO Escrevente VÁLTER HERMAN HEYDER. Na feira, curzo com uma das irmãs da MARIA – a ZELINDA – Está bem diferente, agora se tornando mãe e vivendo o tormento de ter seu marido tuberculoso.
Almoço com meus pais. Para minha surpresa, minha mãe faz perguntas acerca de meus filhos. Pergunta ela as idades das crianças e chega a dar um  presente para MARIZETE (um anel). Isto deixa-me alegre, pois parece que meus pais estão se compenetrando da verdadeira situação de minha família.
Descanso nesta tarde. Faz muito calor e prefiro amainar o tempo para fazer a viagem de volta para SÃO PAULO.
São 18 horas quando me despeço de meus pais. Logo mais estou embarcando num trem que me faz afastar da cidade de POÁ, onde passei momentos bons.
Em SÃO PAULO, embarco no ônibus ESTAÇÕES – 6. Desço na Avenida IPIRANGA e rumo até o VALE DO ANHANGABAÚ, onde ali espero o ônibus VILA AURORA.
Chego em casa lá pelas 20:30 horas. Conto para minha esposa as novidades poaenses.
Assistimos mais um filme da série O HOMEM DE VIRGÍNIA, trazendo o capítulo em que GARTH era juiz e teve de julgar um criminoso e condená-lo à morte, apesar da cidade estar aterrorizada com os cinco parentes do assassino.
  47 a. abolida a pena de morte na GRÃ-BRETANHA, em 18 de dezembro de 1969.
  45 a. dólar é desvalorizado pela segunda vez na história dos ESTADOS UNIDOS DA AMERICA em 18 de dezembro de 1971.
  45 a. presidente EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI determina reformas na língua portuguesa, retirando acentos e tremas das palavras, em 18 de dezembro de 1971. As alterações são aprovadas pela Academia Brasileira de Letras e pela Academia de Ciências de LISBOA.
  45 a. nasce a tenista espanhola ARANTXA SANCHEZ VICARIO, em 18 de dezembro de 1971.
  44 a. da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA, fundada em 18 de dezembro de 1972.
  39 a. do assassinato da freira francesa LEONIE DUQUET, em 18 de dezembro de 1977, pelo então TENENTE (depois, CAPITÃO), ALFREDO ASTIZ, o “ANJO LOIRO DA MORTE”, um dos mais conhecidos repressores da ditadura argentina (1976-1983).
O corpo da freira francesa LEONIE DUQUET foi finalmente identificado 28 anos depois de seu assassinato por oficiais da Marinha argentina durante a ditadura militar. O anúncio foi feito no dia 29 de agosto de 2005 pelo juiz HORÁCIO CATTANI, da Câmara Nacional e Correcional. Ele informou que os restos mortais foram encontrados por uma equipe de antropologia legal no cemitério da pequena cidade de GENERAL LAVALLE, Província de BUENOS AIRES, 365 km ao sul da Capital. A freira francesa estava enterrada como NN (identidade desconhecida). Há poucas semanas, antes do anúncio do juiz CATTANI, no mesmo cemitério, foi encontrado o corpo de AZUCENA VILLAFLOR, fundadora do grupo de direitos humanos MÃES DA PRAÇA DE MAIO. Junto com ela foi morta outra freira francesa, ALICE DOMON, aos 40 anos. LEONIE havia sido detida em 10 de dezembro de 1977, por um grupo comandado por ASTIZ. Poucos dias antes ele procurara as freiras passando-se por um civil com um irmão seqüestrado pelos militares. ALICE foi raptada no dia 8 de dezembro. LEONIE foi levada por meio de um artifício. Os militares lhe disseram que ALICE havia sido internada num hospital e pedira que fosse vê-la. Na Escola de Mecânica da Marinha (ESMA), foram torturadas por uma semana. LEONIE foi amarrada à cama, nua, e recebeu dezenas de choques elétricos em várias partes do corpo. Após a tortura, as duas freiras foram lançadas no RIO DA PRATA de um avião militar, no que se conhece como “vôos da morte”. Depois, os corpos chegaram à costa. A freira YVONNE PIERRON, que trabalhava com LEONIE e ALICE e escapou por pouco de ser presa por ASTIZ, afirmou hoje que nunca havia perdido a esperança de recuperar o corpo de sua amiga. LEONIE era uma das desaparecidas mais famosas da ditadura, uma vez que seu assassinato levou o governo francês a pressionar governos argentinos para que estes permitissem a extradição de ASTIZ. O ex-repressor foi julgado à revelia, nos tribunais franceses, e condenado à prisão perpétua. As justiças da ITÁLIA, ESPANHA e SUÉCIA também requerem a extradição do repressor. Sob o controle da MARINHA, a ESMA foi o principal centro de detenção e tortura da ditadura. Das cinco mil pessoas que passaram por seus cárceres, menos de 150 sobreviveram.  Além de assassinar as freiras francesas, ASTIZ não hesitou em assassinar a estudante sueca DAGMAR HAGELIN, aos 17 anos. Ela era amiga de uma estudante procurada pelos militares por suspeitas de subversão. A jovem sueca fugiu dos repressores e foi morta com um tiro certeiro na nuca disparado por ASTIZ. Ao ver DAGMAR cair no chão, ASTIZ gabou-se de sua pontaria. Logo no início da GUERRA DAS MALVINAS, ASTIZ foi premiado por seus superiores com o cargo de governador militar das ILHAS GEÓRGIA. Pouco mais de um mês depois da posse, ASTIZ rendeu-se – sem dar um tiro sequer – às tropas britânicas que ali desembarcaram. Ele assinou a rendição com a mão direita, enquanto segurava um copo de uísque com a esquerda. Com o fim da ditadura, ASTIZ foi julgado e condenado. Foi liberado pouco tempo depois, graças às leis de anistia aos militares, mas atualmente cumpre pena na ARGENTINA. 
  37 a. das anotações feitas em 18 de dezembro de 1979: a ROTA 371 matou dois marginais na VILA BARROS, Avenida OTÁVIO BRAGA DE MESQUITA, em GUARULHOS. Já a ROTA 344 também enfrenta a tiros marginais da FAVELA CANTAGALO, área do 32º DP, onde morre outro bandido. O CORONEL PM RIGONATTO mostra-se nervoso porque somente agora cedo é que tomou conhecimento das ocorrências. Houve falha do serviço de dia. O Prefeito TITO COSTA, de SÃO BERNARDO, visita o CPChq. Conversas com CAPITÃO PM FERRARINI, CAPITÃO PM GABRIEL e TENENTE ZANELATO sobre as ocorrências da ROTA seguidas de morte. Mais tarde temos uma reunião com oficiais dos 2º e 3º Batalhões de Choque para discussão do policiamento da 55ª SÃO SILVESTRE. Preparamos o estágio para aspirantes a oficial a partir de 26 de dezembro. Os conceitos como deverão ser dados. Tudo isso consta da Nota de Serviço da 3ª Seção de Estado Maior da corporação. Assassinado em TEERÃ um dos assessores religiosos de KHOMEINI, MOHAMMAD MOFATEH. Crise IRÃ x EUA atinge o 45º dia. Os panamenhos não querem que o ex-XÁ em seu país. Os reféns continuam seqüestrados. Os noticiosos de TV anunciam o segundo dia da reunião da OPEP. O primeiro jogo VASCO DA GAMA x INTERNACIONAL pela decisão do Campeonato Nacional é marcado para quinta-feira, dia 20. Discute-se a respeito de uma pastilha de iridium, roubada no PARANÁ. Sairá nas próximas horas o aumento dos salários do funcionalismo federal.  
  36 a. ex-primeiro-ministro soviético ALEXEI KOSYGIN morre de insuficiência cardíaca, em 18 de dezembro de 1980. Ele lidera o país entre 1964 e 1980.
  36 a. nasce CHRISTINA AGUILERA, cantora norte-americana, em 18 de dezembro de 1980.
  35 a. o JORNAL DA TARDE publicava em 18 de dezembro de 1981: em discurso feito no almoço de fim de ano com militares, o presidente JOÃO FIGUEIREDO havia afirmado que o País estava a caminho da democracia e ressaltou a anistia e a liberdade de imprensa como as maiores conquistas do seu governo. A falta de alimentos e a prisão de 45 mil pessoas na guerra entre trabalhadores e militares na POLÔNIA também era destaque.
  29 a. do encerramento do CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA 1987, em 18 de dezembro de 1987. Chove desde a madrugada. LUCINDA apronta-se para me acompanhar à solenidade de Encerramento do CSP. Será esse o último ato do curso. Encerraremos uma luta iniciada no ano passado quando, em dezembro de 1986, começamos a estudar para prestar os vestibulares de 26 e 27 de janeiro de 1987. Somos os primeiros a chegar no ANHEMBI. O CAPITÃO PM IEZO CONTE é o segundo. A TENENTE-CORONEL PM SYLVIA BINELLI, o TENENTE-CORONEL PM JOÃO ROSA e esposa vão chegando em seguida. Aos poucos, por ordem de antiguidade, os TENENTES-CORONÉIS e MAJORES que estão concluindo o CSP e os capitães do CAO-II-87 se posicionam nos lugares pré-determinados. Preside a solenidade o Secretário da Segurança Pública em exercício FÚLVIO JULIÃO BIALSI (ANTÔNIO FLEURY FILHO está viajando aos ESTADOS UNIDOS). Estão presentes o Secretário da Justiça MÁRIO SÉRGIO DUARTE GARCIA, o desembargador ÁLVARO LAZZARINI, nosso paraninfo; CORONEL PM CORREIA LEITE, Comandante Geral; CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, Diretor de Ensino e Instrução; CORONEL PM CARLOS FUGA, Cmt do CAES e outros oficiais da cúpula da PM. Inicialmente são diplomados os oficiais-alunos do CSP e depois os do CAO-II-87. Nosso orador é o TENENTE-CORONEL PM JOÃO NIKOLUK. Os primeiros colocados TENENTE-CORONEL PM HERMES CRUZ, TENENTE-CORONEL PM JOÃO NIKOLUK e TENENTE-CORONEL PRUDÊNCIO (da Guarda Nacional da BOLÍVIA) recebem destaque especial. No CAO, o primeiro colocado é o CAPITÃO PM CICERELLI. O fotógrafo VICENTE documenta a solenidade. Esse é o derradeiro capítulo do curso. Somos muito cumprimentados após a solenidade. Notamos o Professor TITO LIMA, o Professor AMAURY MARIN DE MARIA, CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA, CORONEL PM UBIRAJARA PISANI e outros. O momento de tristeza se passa com o nosso colega KLÉBER DANÚBIO ALENCAR. Sua mãe faleceu na última noite. Ele não compareceu para receber o seu diploma.
Mudanças em PRAGA: o novo homem forte do país é MILOS JAKEL, em substituição ao veterano GUSTAV HUSAK, que subiu ao poder máximo após a invasão das tropas do PACTO DE VARSÓVIA, em 1968. KAKEL pretende implementar reformas, mas de forma limitada. Na abertura de uma reunião do Comitê Central do PC Tcheco, cujo tema eram reformas econômicas, o velho Secretário-Geral GUSTAV HUSAK apresentou seu pedido de renúncia.  
  29 a. Presidente JOSÉ SARNEY proíbe a pesca da baleia em 18 de dezembro de 1987. O Ministro da Fazenda, BRESSER PEREIRA, pede demissão. 
  27 a. presidentes dos cinco países integrantes do PACTO ANDINO, reunidos nas ILHAS GALAPAGOS, acordam reativar o programa, em 18 de dezembro de 1989.
  24 a. transf. reserva: Cel.  JÓBIO MIRANDA em 18 de dezembro de 1992. Nasceu em 8 de novembro de 1935. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 10 de fevereiro de 1956. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 14 de dezembro de 1960. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1961; 1º Tenente – 24 de maio de 1965; Capitão – 23 de março de 1970. Não tenho as datas de suas outras promoções. Faleceu em 8 de  setembro de 2000.
  24 a. do roubo do PARATI VERDE do PAULO ISHIKAWA, em 18 de dezembro de 1992.
  23 a. da compra de móveis para casa, feita pela LUCINDA (cama, guarda-roupa, mesa e doze cadeiras), em 18 de dezembro de 1993.
  23 a. de PALMEIRAS 1 x CORINTHIANS 1, no Campeonato Brasileiro dando o título de BICAMPEÃO ao PALMEIRAS, em 18 de dezembro de 1993.
  22 a. da morte cerebral: PEDRO COLLOR DE MELLO, em 18 de dezembro de 1994.  
  21 a. falece KONRAD ZUSE, engenheiro alemão e um dos pioneiros dos computadores, em 18 de dezembro de 1995. Nasceu em 1910.
  21 a. da OPERAÇÃO GONTIJO, variante dos PLANOS: NACIONAL SÃO GERALDO, EMTRAN. Em 2000, começou em 26 de dezembro, intitulada SÃO GERALDO. Em 2005, em dezembro, foram feitos estudos para relançamento da Operação. Não foram aprovados por mim. Em 2006, corrigidos os erros do passado, realizou-se essa operação com o nome de “SÃO GERALDO”.
  20 a. do enterro do Cel. Ref.  HOMERO D'INCAO GAIA, em 18 de dezembro de 1996. Nasceu em 28 de janeiro de 1932. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1951. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de janeiro de 1957. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1958; 1º Tenente – 24 de maio de 1963; Capitão – 24 de maio de 1967. Não tenho as datas de suas outras promoções.
  20 a. do ataque terrorista à EMBAIXADA DO JAPÃO, em LIMA, no dia 18 de dezembro de 1996.
  20 a. da TRAGÉDIA NA SABESP, onde um funcionário matou três pessoas, feriu outras duas e se suicidou, em 18 de dezembro de 1996.
  19 a. das anotações feitas em 18 de dezembro de 1997: na manhã desta quinta-feira, na reunião dos integrantes do MMDS, estudamos o velho PLANO “LEGENDS IV”, já executado em 1991, quando comandei o CAES. Poderá ser aproveitado com algumas modificações, neste final de ano. Empenhamo-nos em segurança de lojas e supermercados, empregando funcionários em suas horas de folga. Verdadeira multidão ocorre em estabelecimentos comerciais para as compras natalinas. Os amigos do alheio estão atentos para aplicarem seus golpes. Não participo desse esquema por causa do horário, mas VICTORIO preside a reunião. CRISTIANO encerrou ontem a sua participação no PLANO CRUZEIRO. Fará um relatório na segunda-feira, para nossa avaliação.
No MMDC tenho uma altercação com o CORONEL CANAVÓ. Diz ele que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC não tem um presidente. Essa idéia é ridícula. Para que ele foi eleito? Nunca deve ter lido os estatutos da Sociedade ou é muito burro ou muito ingênuo. Quer ele ser um presidente com amplos poderes para fazer do MMDC o que bem entende. Isso é contraproducente. O veterano PAULINO fica de boca aberta com as asneiras pronunciadas pelo CANAVÓ. Sai ele com o PAULINO, Vão cumprimentar o Comandante Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, Presidente do CONSELHO SUPREMO do MMDC. Vejo que o CORONEL CANAVÓ tem “dor de cotovelo” porque o CORONEL PM CARLOS ALBERTO é seu superior na Sociedade. Evito ir em sua companhia ao QCG. Ele é mal visto pela oficialidade da PM, por causa de suas ideias lunáticas. No ônibus COCAIA regresso a GUARULHOS. Assisto hoje o terceiro capítulo da “GUERRA DE CANUDOS”, na TV GLOBO.
  18 a. WELLINGTON CAMARGO, irmão dos cantores da dupla ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO, é seqüestrado em GOIÂNIA, no dia 18 de dezembro de 1998. Sua libertação acontece 94 dias depois. Outras anotações nesta sexta-feira: mais um dia de alta temperatura. Passo pelo BANESPA para retirar três mil reais do pagamento do décimo-terceiro salário para LUCINDA pagar o material de construção que já comprou para a reforma da casa. Ali encontro o CORONEL PM Ref ALCIONE e o CORONEL PM Res GUARACIABA. Alguns oficiais dos bombeiros também se acham na agência. Passo pela AORPM. Estão fazendo os últimos acabamentos do prédio novo para a inauguração marcada para 25 de janeiro. Converso com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, CORONEL PM Res IAROSLAV ARADZENKA, TENENTE-CORONEL PM Ref REZENDE, TENENTE PM Ref FONSECA e outros oficiais. Prepara-se a mega-operação SÃO GERALDO.
No MMDC, MARIO MARGARIDO e ALZENIR vão ao Colégio Militar. Comenta-se a formatura do Curso Superior de Polícia, realizada no PARLATINO, nesta data. Recebemos vários telefonemas de boas festas. O CORONEL CANAVÓ fecha o MMDC por 30 dias, dando férias aos seus funcionários. Retornaremos às atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC somente em 18 de janeiro de 1999.
Já estou deixando o MMDC, após me despedir do CORONEL CANAVÓ, dona MARIA, MARCONI, ESTER e ALZENIR quando chega para me visitar o velho ordenança, 3º SARGENTO ALCIDES DE MENESES. Quando comandei a companhia sediada na Rua RIO BONITO, no PARI, o MENESES era soldado e desempenhava a função de ordenança. Ajudou-me muito na resolução de problemas surgidos ao longo dos dias que ali passei. Mais tarde, sugeri ao CORONEL PM TRANCHESI levar o MENESES para o CPC (atual CPM) para ser seu ordenança. Hoje, transcorridos mais de vinte anos, o MENESES relembra vários momentos daquela época. Deixamos o MMDC e vamos pegar o Metrô. Ele vai para a linha JABAQUARA e eu embarco na linha TUCURUVI. O retorno no EXPRESSO COCAIA é sofrível. Sentando no último banco do ônibus, agüento um sol terrível na cabeça. Isso aumenta a pressão e chego em GUARULHOS ruim de saúde.
MARA BORGATTO visita a LUCINDA nesta noite. Fanática pela religião que abraçou, a advogada de futuro promissor (há dez anos atrás) estragou sua carreira e teve um envelhecimento rápido. Assisto na TV os ataques dos EUA ao IRAQUE. Os EUA e a GRÃ-BRETANHA vão continuar bombardeando o IRAQUE enquanto for necessário, mesmo quando a população no país do GOLFO PÉRSICO estiver se preparando para o RAMADÃ, o mês sagrado dos muçulmanos. Em SÃO PAULO, houve manifestações em frente ao prédio do Consulado dos EUA, na Rua PADRE JOÃO MANUEL, nos JARDINS. O protesto foi contra o governo americano por ter decidido desfechar um novo bombardeio aéreo contra pontos estratégicos do território iraquiano. Protestos também foram realizados nas embaixadas de BANGLADESH, LONDRES, COPENHAGUE, PARIS, NOVA DELHI, HONG KONG e TÓQUIO.
Causa estranheza o relatório do procurador CARLOS HENRIQUE MUND. Ele é tenente da reserva não remunerada da PMESP e usou de parcialidade para com o CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES, pedindo a absolvição do oficial pelo Massacre do CARANDIRU.
Esta sexta-feira teve um clima antecipado de Natal na cidade, com apresentações de orquestras, corais e eventos gratuitos. A Orquestra NOVA FILARMÔNICA DE SÃO Paulo e um coral de mais de cem vozes se apresentaram no vão livre do MASP. Quem passou pela Avenida PAULISTA, às 12:30 horas, se encantou com a soprano MÔNICA MARTINS. Ainda nesse horário, o BANK BOSTON promoveu música e show de luzes. LOUIS ARMESTRONG, GLENN MILLER e LES BROUN fizeram o repertório. A Orquestra Sinfônica do Estado se apresentou no estacionamento do SHOPPING ELDORADO. Nas escadarias da CATEDRAL DA SÉ, um mega coral de 700 vozes fizeram a apresentação do PASTORIL NATALINO, às 18:30 horas. Um pinheiro iluminado de dois metros e um Papai Noel inflável fizeram a festa. Já pela manhã um trenó do SOS CRIANÇA circulou pelas ruas da capital. Durante o passeio o Papai Noel e mais 10 ex-jovens de rua, recuperados pela entidade, convidavam as crianças para participar de uma festa no CLUBE DA TURMA DA MOOCA, na Avenida PRESIDENTE WILSON 850 às 10 horas da manhã.
Na cerimônia de diplomação dos eleitos em outubro, o Vice-Governador GERALDO ALCKMIN informou que o secretariado estadual vai permanecer o mesmo até o retorno do governador MÁRIO COVAS. LILA COVAS recebeu das mãos de ALCKMIN o diploma do governador reeleito. O diploma foi entregue no saguão do INCOR, na presença do Ministro da Educação, PAULO RENATO SOUZA, do governador reeleito do CEARÁ, TASSO JEREISSATI, e de vários deputados estaduais e federais do PSDB.   -   
17  a. das anotações feitas em 18 de dezembro de 1999 (sábado): muito calor nesta manhã. LUCINDA levanta às 5 horas, porque o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR trabalha no CSM-AM, logo cedo. Lá pelas 9 horas, queixa-se de dores na perna esquerda. Fala de seus projetos de reforma da parte dos fundos da casa, aumentando as dependências de minha biblioteca. Já comprou o material e logo o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA começará a quebrar as paredes.
Na biblioteca, cuido da papelada. Estou vendo que o ano 1999 vai se extinguindo. Não tenho mais espaço para o arquivo relativo ao ano 2000. LUCINDA vai colaborar no aumento da biblioteca.
PAULO ISHIKAWA e MARGARIDA visitam-nos à tarde. Enquanto as mulheres conversam, assisto com o PAULO: ATLÉTICO PARANAENSE 3 x CRUZEIRO 0 (3 gols de LUCAS) pela decisão da Seletiva da LIBERTADORES. O time do PARANÁ fica em situação muito boa para o segundo jogo da decisão, em MINAS.
O PAULO contou que sua filha DANIELA está no JAPÃO. Assinou um contrato de prestação de serviço por 3 meses (vai até 29 de fevereiro de 2000). O senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me para contar que a FIRMA DOCTOR assinou uma Declaração onde o gerador que será colocado no Monumento Mausoléu ali ficará durante 60 dias e que não quebrará a harmonia do OBELISCO.
A televisão dá a notícia que foi escolhido o substituto do BRIGADEIRO WÁLTER WÉRNER BRÄUER no Comando da Aeronática: BRIGADEIRO CARLOS ALMEIDA BATISTA.
Na biblioteca, neste sábado, releio os dias 15 a 21 de dezembro de 1993 a 1996. Assisto O MATADOR, na TV BANDEIRANTES.     

ACONTECEU EM 18 DE DEZEMBRO DE 2000  :  -      DOMINGO
OS AMOTINADOS DA CASA DE CUSTÓDIA DE TAUBATÉ libertaram quatro agentes penitenciários por volta das 20h20, após a Secretaria da Administração Penitenciária concordar com a transferência de 21 presos. A rebelião, que durou 36 horas, deixou nove presos mortos, três deles decapitados.

OS PMs. MARCOS FUZATTI e WAGNER CÉSAR foram chamados para revistar dois suspeitos no restaurante ANDRADE, em PINHEIROS, e acabaram rendidos pela dupla e outros cinco bandidos. Havia 50 pessoas no local. Os ladrões levaram R$ 9.290,00 do cofre, as armas dos PMs e a chave do carro da polícia. Dois deles pegaram um ônibus, onde havia um PM à paisana. Ele chamou uma viatura, que prendeu a dupla. Os outros cinco bandidos fugiram.

FALECEU RANDOLPH APPERSON HEARST, vítima de derrame cerebral, aos 85 anos. Último filho sobrevivente do magnata da imprensa WILLIAM RANDOLPH HEARST e pai de PATRÍCIA HEARST, seqüestrada em  1974 pelo Exército Simbionês de Libertação. Ele presidiu o império da família de 1973 a 1996. WILLIAM inspirou o filme CIDADÃO KANE, de ORSON WELLES.

FALECEU O DELEGADO DE POLÍCIA APOSENTADO ÁLVARO DE CAMPOS GÓES. Iniciou na carreira policial no cargo de investigador de policia do Distrito Federal (RJ) em 1940, tendo participado do efetivo do Corpo de Segurança do então Presidente da República GETÚLIO VARGAS. Em 1944, prestou concurso e ingressou na carreira de delegado de policia, exercendo  funções em várias cidades do interior do Estado. Na Capital, trabalhou no Departamento de Investigações Criminais; Furto e Vadiagem; Delegacia  de  Roubos, Rádio-Patrulha, Explosivos, Armas e Munições, enfim em todas as delegacias especializadas e no extinto DOPS. Foi Diretor da Penitenciária do Estado de SÃO PAULO.

ACONTECEU EM 18 DE DEZEMBRO DE 2001  :  -    TERÇA-FEIRA
15315 92 201/  118182 63 201 81/
Depois de alguns dias chuvosos, que causaram grandes estragos em SÃO PAULO, volta a temperatura de 29 graus, com intensa ventania. SILVA manda-me um recado que se encontra com ELÁDIO no Colégio do IMACULADO CORAÇÃO DE JESUS. Vai falar sobre a atualidade na CRACOLÂNDIA, que fica vizinha ao antigo terminal rodoviário JÚLIO PRESTES. Queriam que eu participasse do evento, mas já são mais de 11 horas quando fico sabendo disso.  
LUCINDA conta-me que dona ABIGAIL, pessoa conhecidíssima na rua BENVINDO TOLENTINO NETO, moradora na casa da esquina dessa rua com a avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, está desaparecida desde ontem. Disse que iria na rua 25 de março, em São Paulo, para fazer compras, não tendo retornado para casa. A família procura notícias com pessoas conhecidas, bem como delegacia e hospitais.
Mais tarde, uma ambulância de um hospital de ITAQUERA traz dona ABIGAIL. Ela desmaiou ontem quando caiu de um ônibus, sendo levada ao hospital.

ROBERTO MAURÍCIO GENOFRE assume a CORREGEDORIA DA POLÍCIA CIVIL no lugar do delegado RUY ESTANILAU, que pediu demissão por causa de desavenças com o promotor BLAT por causa da CRACOLÂNDIA. Vai ele enfrentar um inquérito de 500 páginas sobre o envolvimento de policiais no tráfico de drogas. Conciliador, diz que a polícia e os promotores devem agir juntos. 

A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC recebe com euforia a publicação de um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com a SECRETARIA DA CULTURA, no DIÁRIO OFICIAL de hoje (dia 18). O Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES já tomaram conhecimento dessa publicação, dando ao MMDC a quantia de cinqüenta mil reais, que será paga em quatro parcelas. A primeira será de quinze mil reais e deverá entrar para a SOCIEDADE ainda em dezembro. Trata-se do Projeto “DIVULGAÇÃO DE FATOS E RESULTADOS RELACIONADOS COM A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”. Esse projeto recebeu o número SC-1684/2001. É uma vitória do esforço desenvolvido pelo CORONEL PM RENALDO, nosso tesoureiro. O CORONEL PM RENALDO encontra-se no MMDC conversando com o Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA sobre esse assunto. Esse contrato foi publicado no DIÁRIO OFICIAL.
Aparece, descaradamente, na Sociedade a indesejável REGINA CELENTANO. Vem pagar suas mensalidades. Esteve “sumida” por vários meses. Fala em novos processos contra o CORONEL CANAVÓ e faz ameaças ao MMDC. O senhor PIRES e o CORONEL PM RENALDO escutam seus disparates. Não é levada a sério.
O calor de quase 30 graus deixa-me sonolento no regresso a GUARULHOS.     
  
O SENADOR JOSÉ SARNEY é internado na UTI do Hospital UDI CARDÍACO, em SÃO LUÍS DO MARANHÃO com hipertensão e edema pulmonar. Foi levado em cadeira de rodas, sempre acompanhado de sua filha ROSEANA SARNEY. SARNEY, de 71 anos, teve uma “evolução satisfatória” do quadro e os médicos decidiram transferi-lo para um quarto, já à noite.

A estudante JULIANA SOUZA DA SILVA, 15 anos, foi atropelada em MACEIÓ  pelo juiz substituto da Vara da Infância e da Juventude de ALAGOAS, JESUS RAFAEL DA SILVA. JULIANA morreu a caminho do hospital. O juiz, que não socorreu a vítima, foi liberado pela polícia no local do acidente. A Secretaria da Segurança Pública afirmou que SILVA foi liberado depois de um telefonema dado pelos policiais para o TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

GILBERT BECÁUD MORRE DE CÂNCER, EM PARIS, AOS 74 ANOS:- O cantor francês morreu em PARIS. Autor e intérprete de mais de 400 canções, consolidou ao lado de CHARLES AZNAVOUR e GUY BEART o sucesso da música romântica francesa a partir dos anos 50. Entre seus maiores sucessos estão “ET MAINTENANT”, gravada por FRANK SINATRA com o nome de “WHAT NOW, MY LOVE?”, AU REVOIR, L´IMPORTANT C´EST  LA  ROSE e “NATHALIE”, entre muitas outras. Segundo o presidente da FRANÇA, JACQUES CHIRAC, BÉCAUD foi um “embaixador da canção francesa”.

MAIOR CATEDRAL GÓTICA DO MUNDO PEGA FOGO EM NOVA YORK:- Quatro horas de incêndio danificaram o maior templo gótico do mundo, a CATEDRAL SAINT JOHN THE DIVINE, em NOVA YORK. O fogo, de causas ainda desconhecidas, começou na loja de presentes. O edifício, em construção há mais de um século, recebe anualmente cerca de 500 mil visitantes. Quando as obras forem concluídas, a catedral protestante vai superar em tamanho a BASÍLICA DE SÃO PEDRO, no VATICANO.

POLICIAL FEMININA MATA LADRÃO E FERE OUTRO. A dupla cercou o FIAT UNO da P fem PM CLAUDETE OLIVEIRA CORRÊA, que estava à paisana, e tomou um susto vendo um revólver na mão dela. No fogo cruzado, um acabou morto. O tiroteio aconteceu em frente à casa de uma amiga da Pfem CLAUDETE, 32 anos, na Rua PRINCESA ISABEL, VILA GUIOMAR, SANTO ANDRÉ.

O TENENTE JOSÉ ALVES DOS SANTOS foi vítima de um seqüestro relâmpago na avenida VISCONDE DE NOVA GRANADA, no bairro Km 18, em OSASCO. O oficial estava em sua caminhonete e esperava o semáforo abrir quando foi abordado por dois homens armados. Ao descobrir que ele era PM, a dupla passou a ameaçá-lo de morte. Um carro da POLÍCIA CIVIL cruzou com a caminhonete e houve troca de tiros. Um dos ladrões, ÂNDERSON RODRIGUES CRUZ, 19 anos, foi baleado e está internado. GLEICIANO ALVES DE ALENCAR MELO, 19 anos, foi preso. O tenente nada sofreu.

Confundido com um traficante, IVAN IZZO, que atuou no PALMEIRAS de 1981 a 1992, foi atingido no braço direito quando seis policiais federais acreditaram que ele fosse um criminoso. O jogador corre o risco de perder a sensibilidade do dedo mindinho.

O deputado estadual TIAGO DE AMORIM NOVAES, de 33 anos, foi assassinado na cidade paranaense de CASCAVEL. Foi alvejado por seis tiros de pistola quando estacionava o seu carro na entrada de sua residência. AMORIM mantinha um programa de televisão no qual denunciava a corrupção de policiais – sobretudo da Polícia Civil.

O GOVERNO DOS EUA admitiu que OSAMA BIN LADEN pode ter morrido. “É possível que tenha sido morto no fundo de uma das cavernas”, disse o subsecretário de Defesa, PAUL WOLFOWITZ. Forças americanas encontraram novos vídeos de BIN LADEN. DONALD RUMSFELD acha que a EUROPA pode sofrer ataques de armas químicas.

2 002  :   -    20H2    1327H218.     QUARTA-FEIRA
Preciso estar no INCOR por volta das 8 horas para uma consulta marcada com o médico que me trata sobre pressão alta. Essa consulta foi agendada em março de 2002 e me impede de comparecer às 9 horas na reunião do CONSELHO SUPREMO. Vou aproveitar a “carona” como o PM JOÃO, que, agora cedo, vai para o serviço, no CSM/AM.
Antes das 7 horas já estou no INCOR. Ali, aguardo durante um bom tempo até ser atendido pelo médico Dr. JOSÉ JAYME G. LIMA, que está atendendo no lugar do Dr. HENO (faz já alguns anos que não cruzo mais com esse médico). Enigmático, o médico limita-se a tirar a pressão e dizer que está tudo normal. O esforço que fiz, aguardando essa consulta desde março e mesmo o tempo que perdi nesta manhã merecia coisa melhor. O retorno está marcado para 23 de abril.
Aproveito o horário para passar na ALFAIATARIA DO CLÓVIS. Já estou ensaiando alguns dias no sentido de me dar um presente de NATAL: um terno marrom escuro. Deverá ficar pronto no ANO que vem.
Mais tarde, no MMDC, dona CÉLIA conta-me alguma coisa que lhe foi transmitida a respeito da malfadada reunião do CONSELHO SUPREMO, pela manhã. Diz ela que quinze conselheiros estiveram presentes. Nada foi decidido e deverá acontecer uma nova reunião após a apresentação de um ofício, lido pelo CORONEL MENDES, elaborado ontem na reunião preparatória que tivemos na Sociedade. Precisa ficar bem claro que a briga do presidente e do vice deverá resultar na saída de um deles. Outro problema chama-se ROMEU CICCONE que, novamente, pede a saída do Sr. MARCONDES da presidência. O problema da reforma do Monumento–Mausoléu até que fica relegado a plano secundário. O presidente vem até à Sociedade por volta das 15 horas. Telefono para o secretário do CONSELHO SUPREMO, CAIO ALFAYA, mas este, liso que nem quiabo, nada adianta da reunião, apenas dizendo que houve muitas opiniões divergentes e que não se chegou a resultado prático. A crise na Sociedade continua.
Os cartões de NATAL estão prontos na indústria do GUILHERME LEVENSTEIN e o VASCO vai buscá-los. Amanhã deverão estar no Correio.
   
Durante a comemoração do 40ª aniversário da ARLS PAULO GASGON o GRÃO-MESTRE JOÃO BAPTISTA MORAES DE OLIVEIRA foi acometido de um infarto agudo do miocárdio, tendo sido atendido de imediato durante a SESSÃO.

Nasceu neste dia 18 a neta de dona ABIGAIL, RAFAELA, sobrinha do MARCELO.
 
Dois ladrões invadiram às 3 horas o apartamento do general da reserva CÉSAR MONTAGNA DE SOUZA, de 88 anos, em IPANEMA, e levaram quinze mil reais, jóias e eletrodomésticos. Armados de revólveres, os bandidos entraram pela janela e dominaram o general, sua mulher e dois netos. MONTAGNA ganhou notoriedade quando, ainda coronel, tomou o FORTE DE COPACABANA durante o movimento de 31 de março de 1964, acompanhado de apenas vinte militares.

O Tenente–Coronel JOSÉ CARLOS DIAS DE AZEVEDO, comandante do Grupamento Especial Tático Móvel da PM, o Major FÁBIO GUTMAN e o capitão WELLINGTON DE CARVALHO MEDEIROS foram presos preventivamente pelo Ministério Público por corrupção. Gravações do Serviço Reservado da PM registram os oficiais pedindo cento e mil reais mensais de traficantes da CIDADE DE DEUS, em JACAREPAGUÁ, na zona oeste do RIO. O promotor TIAGO JOFFILY os denunciou por crime de concussão, cuja pena varia de dois a oito anos.

A comissão de ministros do Superior Tribunal de Justiça encarregada de apurar suspeitas de envolvimento do colega VICENTE LEAL com um suposto esquema de venda de habeas–corpus para narcotraficantes decidiu hoje intensificar as investigações. Os ministros SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, presidente da Comissão, RUY ROSADO e PEÇANHA MARTINS pediram à Polícia Federal que encaminhe uma cópia do inquérito sobre a atuação do traficante LEONARDO DIAS MENDONÇA, o LÉO. Existem escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, nas quais há referências a integrantes do PODE JUDICIÁRIO e ao deputado federal PINHEIRO LANDIM, suspeito de comandar o esquema.

O barco D. LUIZ XV, com capacidade para 140 passageiros, naufragou às 23 horas de ontem no RIO PARÁ, em BARCARENA, quando ia de MANAUS para  BELÉM com mais de 300 pessoas a bordo. Sete corpos haviam sido encontrados até o fim da tarde. Outros 267 passageiros foram resgatados com vida e há vários desaparecidos.

TIROTEIO NA ESTAÇÃO DE TREM DA LAPA MATA TRÊS E FERE QUATRO PEDESTRES. O tiroteio começou por volta das 18 horas quando um falso entregador de panfletos sacou uma pistola 380 para roubar malotes que estavam sendo transportados para carro–forte da empresa PROTEGE. Um vigia reagiu e outro ladrão, que estava na passarela da estação, passou a atirar contra os homens do carro–forte. O agente ELIAS GOMES, de 37 anos,  e dois  ladrões  morreram.  “Foi  horrível. Um monte de gente caiu da escada e foi pisoteada”, disse JUCINEIDE BRITO, uma das quatro pessoas feridas.

O taxista CLAUDIONOR ALMEIDA DE SOUZA, 54 anos, é suspeito do assassinato de sua mulher, SUELI JACINTO, 42 anos, menos de 24 horas após o casamento. “A verdade vai aparecer”, disse ele. SUELI foi morta com golpes de pau de macarrão na PRAIA GRANDE. O marido depôs durante quatorze horas e nega ter matado a jornalista.

KAKÁ foi o dono da festa. O meia do tricolor roubou a cena no jogo entre o REAL MADRID e a seleção dos melhores do mundo da FIFA, na festa do centenário do clube espanhol. KAKÁ entrou no lugar de RIVALDO, marcou um gol e deu passe para o terceiro da seleção da FIFA, que chegou a fazer 3 a 0 no REAL MADRID. Os espanhóis reagiram e chegaram ao empate de 3 a 3.

BANIDA do esporte, a meio–fundista FABIANE DOS SANTOS, de 26 anos. Foi flagrada duas vezes no exame antidoping. Ela é especialista na prova dos 800 metros. Pelo COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL, em LAUSANE.

2 003   :  -     QUINTA-FEIRA
ACADEMIA PINDAMONHANGABENSE DE LETRAS
Temos a imensa satisfação de convidar V. Sa. e exma. Família para assistirem à reunião solene em que será empossada a nova diretoria da APL para o biênio 2003/2005: Presidente – Dr JOSÉ MORGADO; Vice-Presidente – FRANCISCO PIORINO FILHO; 1ª Secretária – ELISABETE NOGUEIRA DA SILVA GUIMARÃES; 1º Tesoureiro – AURIBERTO FERREIRA NEVES; 2º Tesoureiro – ERNESTO TAVARES DE SOUZA.
Na oportunidade serão prestadas homenagens a autoridades, membros da imprensa e colaboradores especiais, cabendo destaque homenagem post-mortem ao Professor MÁRIO DE ASSIS CÉSAR.
PARTICIPAÇÃO DO MADRIGAL FRANCISCANO.
                                                           Cordialmente
                                           FRANCISCO PIORINO FILHO
                                                               Presidente

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABA – PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO, 22 (LARGO SÃO JOSÉ)
DIA: 18 DE DEZEMBRO (QUINTA-FEIRA) – HORÁRIO: 20:15 HORAS.

PRÊMIO HOSPITAL BEST 2003 E O ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO DNA REÚNEM O SETOR HOSPITALAR EM GRANDE EVENTO NA NOITE DE HOJE, NO OLYMPIA, EM SÃO PAULO: -
As principais lideranças do setor hospitalar estarão hoje reunidas no grande evento marcado para às 19 horas, na casa de espetáculos OLYMPIA, em SÃO PAULO. No evento serão também homenageados o Dr. ADIB JATENE, personalidade do Ano do setor hospitalar brasileiro e o Sr. GERALDO BARBOSA, Empresário do Ano. Serão também entregues troféus ao Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN, escolhido como destaque especial, ao Hospital Professor EDMUNDO VASCONCELOS, escolhido como Hospital Geral do Ano, ao Hospital e Maternidade SANTA JOANA, escolhido como Maternidade do Ano e ao Hospital BANDEIRANTES, escolhido Hospital Regional do Ano, pelo Estado de SÃO PAULO, além dos demais hospitais regionais de todos os Estados do País. EMMANUEL DIAS NETO, o cientista brasileiro de maior prestígio internacional da atualidade estará sendo homenageado pelo setor hospitalar brasileiro na noite de hoje, por ocasião do encerramento do ano de celebrações do CINQÜENTENÁRIO DA DESCOBERTA DA ESTRUTURA DO DNA. O troféu WÁLTER SCHMIDT promove o reconhecimento público da personalidade que mais tenha contribuído para a melhoria da imagem da saúde junto à sociedade brasileira no ano em curso. Este ano o troféu estará sendo entregue ao Doutor GONZALO VECINA NETO.

Recebo um telefonema do GENERAL BUENO. Conta-me ele os ataques do neto de GALILEO EMENDABILI contra a reforma do Monumento-Mausoléu. Isso vem criando um ambiente terrível para a firma que está patrocinando o restauro. Ele está criando caso por causa da propaganda da CLARO, numa enorme tela que é vista de longe. Além disso, repórteres querem saber detalhes da reforma e estão amolando o general, que é coordenador disso. O GENERAL BUENO afirma que ganhamos o processo que nos moveu o IPH. Com isso, TITONELLI, MASSARANI, Cel CANAVÓ e outros que estão brigados com o presidente, saem atacando a Sociedade por todas as maneiras.
Em SÃO PAULO, passo pelo BRADESCO, juntamente com o AMÉRICO, pois o ESTADO DE SÃO PAULO, através de uma funcionária, disse que o BANESPA não autorizou o desconto de R$ 52,20 em minha conta. Com isso, preciso depositar essa quantia numa conta do O ESTADO, através do BRADESCO. Almoço com alguns oficiais do MMDS. Conversamos sobre a condenação de mais um pilantra, LUIZ ESTÊVÃO, um dos “sabidos” que meteu a mão no dinheiro público.
Nesta tarde, na Sociedade, está presente o Cel MENDES, vice-presidente. Sua presença ajuda muito, mesmo porque o presidente não compareceu no MMDC nesta semana. Recebemos a visita dos integrantes do MMDS: CRISTIANO, AMÉRICO e RAFAEL. Interessante é que o MENDES está com uma visita, cujo nome é RAFAELE filho de um seu amigo maçom.
Já em casa, recebo um telefonema do Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel PM JOÃO LEONARDO MELE. Hoje à tarde eu fiz um contato com o CPAmb e deixei um recado que precisava falar com ele. Trata-se de um pedido do Cel MENDES no sentido de transferir o 1º TENENTE HONORATO GITIRANA DE SOUZA JÚNIOR, do 21º BPMM para o 1º Batalhão de Polícia Ambiental.  Ele estava no celular, na altura da serra, e a comunicação não foi satisfatória. No entanto, num outro dia iremos cobrar do MELE essa transferência, cujo pedido já foi encaminhado para o Comandante do 1º BPAmb, Tenente-Coronel GILMAR OGAWA.

O Governador GERALDO ALCKMIN presidiu hoje a formatura de 263 soldados da Polícia Militar no VALE DO ANHANGABAÚ. ALCKMIN também entregou 15 traileres, que funcionarão como bases comunitárias móveis a partir de segunda-feira, dia 22. A nova concepção de base móvel auxiliará na segurança em pontes das marginais PINHEIROS e TIETÊ.

O marceneiro GABRIEL JOSÉ KARAN, de 68 anos, morreu ontem à noite na marginal do Rio PINHEIROS, quando empurrava seu carro, que havia sofrido uma pane. KARAN foi prensado contra o veículo por um caminhão com 34 mil litros de ácido acético. O guincheiro IEDO MEIRELES DA SILVA, que ajudava KARAN, teve ferimentos leves.

Depois de três corações incompatíveis, no final da noite surgiu uma esperança para NORTON NASCIMENTO. O ator receberia, amanhã de madrugada, na BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, o órgão de um homem que morreu em acidente automobilístico no RIO DE JANEIRO.

O senador pernambucano MARCO MACIEL foi eleito hoje o sucessor do jornalista ROBERTO MARINHO na cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras. Ao comemorar mais uma vitória nas urnas, MACIEL afirmou que o jornalista, que morreu em agosto, aos 98 anos, é uma figura insubstituível. ROBERTO MARINHO foi eleito e tomou posse na CASA DE MACHADO em 1993 e, portanto, ocupou a vaga durante dez anos. O ex-presidente da República, MARCO MACIEL, recebeu 28 votos; seu principal opositor, o jornalista e escritor FERNANDO MORAIS, 9; e os outros onze candidatos, nenhum voto. A eleição durou apenas meia hora e 24 acadêmicos compareceram ao plenário. MARCO MACIEL recebeu os acadêmicos, para comemorar a vitória, no HOTEL GLÓRIA, no RIO.

Os corpos de TODD e MICHELLE STAHELI foram enterrados hoje no cemitério da cidade de SPANISH FORK, em UTAH, EUA, dezenove dias depois do ataque à casa deles, na BARRA DA TIJUCA, no RIO. Para ajudar na criação dos órfãos, de 3,8,10 e 13 anos, sob tutela dos avós paternos, a comunidade de UTAH abriu um fundo para receber doações.

FALECEU hoje, em BOLONHA, ITÁLIA, aos 79 anos, LUIGI PAPAIZ, patriarca, fundador e presidente do GRUPO PAPAIZ. Natural de SESTO AL REGHENA, província de UDINE, na região de FRIULI, nordeste da ITÁLIA, era diplomado técnico industrial. Iniciou suas atividades industriais (1947) em BOLONHA. Em 1952, com dificuldades na ITÁLIA pós-guerra, juntamente com seu primo GIOVANNI BRUNETTA, transferiu a sua indústria para o BRASIL, que oferecia melhores perspectivas. Na sua primeira fábrica, na VILA PRUDENTE, iniciou com a produção de cadeados e fechaduras para móveis de escritório, sempre preocupado com a possibilidade de inovação e a qualidade dos produtos que começaram a interessar grandes indústrias. Em 1970, iniciou a produção de fechaduras residenciais com ênfase para a fechadura tetra-chave de alta segurança. Em 1982 transferiu a PAPAIZ para novas e modernas instalações em DIADEMA.

SADDAM HUSSEIN foi traído por um de seus assessores de maior confiança – “o homem que o acompanhava de um esconderijo a outro” – e isso tornou possível a sua prisão por soldados americanos, no dia 13, sábado passado, no porão de uma casa de fazenda, na região de TIKRIT. A notícia publicada num jornal árabe acrescentou que o coronel MOHAMAD IBRAHIM AL-MISLET, homem de confiança e também parente de SADDAM, “o sedou pouco antes da chegada dos soldados americanos” ao esconderijo.
HOJE o jornal iraquiano AL MUTAMAR esgotou-se rapidamente nas bancas de BAGDÁ. Publicou com grande destaque, na primeira página, as  primeiras fotos do encontro – domingo, em local não revelado – entre o ex-ditador e seu inimigo de muito tempo AHMAD CHALABI, líder do partido Congresso Nacional Iraquiano. SADDAM encontra-se em local desconhecido, onde está sendo interrogado por especialistas dos EUA, inclusive da CIA. No domingo, dia 14, CHALABI e outros três membros do Conselho do Governo Provisório iraquiano foram levados pelos americanos para ver SADDAM na prisão.

O pintor de carros GARY RIDGWAY, de 54 anos, considerado o maior assassino em série dos EUA, foi condenado hoje à prisão perpétua pela morte de 48 mulheres – na verdade 48 condenações à prisão perpétua, uma por cada vítima. A sentença do juiz RICHARD JONES, de um tribunal de SEATTLE, não deixou nenhuma possibilidade de libertação condicional para o réu no futuro. Ele havia se declarado culpado em 5 de novembro. RIDGWAY, que começou a matar suas vítimas há 21 anos, disse ter feito um acordo com o promotor JEFF BAIRD – ele teria admitido a culpa para evitar ser condenado à morte. A maioria das vítimas era de prostitutas.

2 004    :    -    SÁBADO
Todos os jornais deste sábado dão ênfase para o episódio da libertação da mãe do jogador ROBINHO. Assim é que “O ESTADO” publica: MÃE LIVRE, ROBINHO EM CAMPO. O JORNAL DA TARDE, então, enche a primeira página com o título “LIBERTADA (o diário de 41 dias no cativeiro; como ROBINHO suportou o drama; a festa em SANTOS; a investigação policial. Short jeans, miniblusa verde, chinelos, cabelos raspados e um cobertor verde e velho sobre a cabeça para se proteger da chuva. Foi assim que MARINA DA SILVA SOUZA, mãe de ROBINHO, apareceu às 7 horas de ontem na Rua SANTA CRUZ, PERUS, periferia norte da Capital, e pediu ajuda a moradores. Ela acabara de ser libertada depois de ter passado 41 dias em dois cativeiros – e do pagamento de R$200 mil de resgate. O principal suspeito do crime é um foragido da cadeia na Grande SÃO PAULO, que já praticou seqüestros no Litoral.
O DIÁRIO DE SÃO PAULO: MÃE DE ROBINHO É SOLTA APÓS 41 DIAS. O jornal AGORA: MÃE DE ROBINHO LIVRE – alegria do craque confirmada na final (alusão ao jogo definitivo do SANTOS em busca do bicampeonato brasileiro, amanhã, quando decidirá o título ao enfrentar o VASCO). OLELÊ...OLALÁ...ROBINHO VEM AÍ, O BICHO VAI PEGAR! – ROBINHO foi recebido  com festa pelos jogadores do SANTOS no final da tarde, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Sem jogar há seis rodadas, ele recebeu de BASÍLIO o colete de titular e treinou para o jogo de amanhã contra o VASCO, em busca da façanha do bicampeonato brasileiro para o SANTOS.

FESTA EM LOUVOR A SANTA LUZIA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: Corrida rústica Comemorativa Beneficente aos 72 anos da Comunidade, em COTIA. Esse convite foi entregue ontem pelo associado NEVES, do MMDC, durante a Assembléia Geral da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Também ontem, na Assembléia, o conselheiro LUIZ SÉRGIO CARRARO convidou-me para o primeiro circuito cultural de VILA MARIANA, a partir das 9 horas. A partida de um ônibus especial seria defronte o Instituto Biológico (circuito por doze pontos culturais, inclusive o Monumento-Mausoléu).

Neste sábado, depois da vitória de ontem no Monumento-Mausoléu, fico pensando no que poderá acontecer na Sociedade Veteranos de 32-MMDC daqui para a frente. Como agirá o Sr GERALDO FARIA MARCONDES, “coveiro” do MMDC, que queria mesmo acabar com a Sociedade negando-se a realizar a Assembléia Geral. Cumprirá ele a promessa de se demitir, publicando uma nota no jornal “O ESTADO” ou apenas aquilo que disse é apenas mais um de seus atos bufões? Durante inúmeras vezes ele ameaçou pedir demissão, inclusive sendo um dos motivos de minha saída, bem como a do CORONEL MENDES. Por sua vez, o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA quer assinar a ata da Assembléia o mais rapidamente possível, pois passará para a inatividade no dia 28 de dezembro. O seu secretário, TENENTE PM BARRETO, tem uma cirurgia marcada para terça-feira, dia 21 de dezembro. Aguardaremos os desdobramentos pós-assembléia geral.
Nesta manhã recebo um telefonema do advogado MAX BASILE. Cumprimenta-me pelas festas natalinas, mas no fundo estava querendo saber notícias da Assembléia de ontem. Explico-lhe os detalhes da realização do ato que mudou a vida administrativa da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

LUCINDA conversou com a advogada MARA BORGATTO para que ela dê uma busca no Cartório de POÁ no sentido de saber como vai se desenvolvendo o processo da herança deixada pela minha mãe. Esse é um ponto dolorido para mim, por dois motivos: não quero lembrar do falecimento e não quero mexer com terras, porque tenho aversão a isso, principalmente no caso da “herança maldita” deixada pelo meu avô MANOEL PINTO DA FONSECA, que teria amaldiçoado os filhos que pareciam urubus atrás da carniça, na hora de sua morte. Esse guerra pela herança dos bens deixados pelo meu avô é algo terrível, mostrando ganância, traição, inveja, mentiras, enfim, uma série de fatos desagradáveis que vão continuando quando se mexe nas terras do “velho” FONSECA. Mas como a MARA vai até POÁ para ver outros processos, não custa nada dar uma espiada nisso. Poderá descobrir fatos novos ou confirmar os velhos dos quais tenho ciência.
Já é tradição em dezembro assistir ao especial de fim de ano de ROBERTO CARLOS, o Rei da música brasileira. Assim tem sido quase todos os anos desde 1974 -–a seqüência foi interrompida em 1999, quando, por causa da morte de MARIA RITA, ele não conseguiu gravar. Para comemorar as três décadas, o programa que a GLOBO exibe nesta noite, às 22 horas, é uma grande festa. O show tem a participação especial de IVETE SANGALO, que emprestou seu vozeirão a "“E EU NÃO TE AMASSE TANTO ASSIM”, e de ERASMO CARLOS E WANDERLÉA, que formaram com ele o mais famoso trio da JOVEM GUARDA. “É uma alegria muito grande estar junto com eles, os meus irmãozinhos”, comemora ROBERTO CARLOS.
Também estão presentes ANTÔNIO FAGUNDES e STÊNIO GARCIA, como PEDRO e BINO, os caminhoneiros de “CARGA PESADA”. Na história que abre o especial, ROBERTO CARLOS é um caminhoneiro que ouve, no rádio, canções do “REI ROBERTO CARLOS”. Quando ele pára para almoçar em um restaurante de beira da estrada, encontra BINO, que não acredita que está frente a frente com o REI. O personagem de “CARGA PESADA” ai conversar com o cantor, que se diverte e diz que também o conhece, só que do seriado de TV. Eles engatam um bate-papo em que BINO pergunta sobre a vida e o novo trabalho do artista. Enquanto isso, PEDRO dorme e nem imagina que essa conversa que será apresentada aos trechos entre as músicas, acontece.
O REI confessa ter ficado nervoso ao lado deles: “Senti-me honrado por eles terem aceitado. Foi difícil contracenar com atores tão bons, ainda mais para mim, que sou um péssimo ator. Mas tive de tentar”. Tentou e ganhou um prêmio, que foi dirigir uma carreta. “Gosto muito de pilotar grandes máquinas”, conta.
Três blocos formam o programa. O primeiro homenageia os 40 anos da JOVEM GUARDA. Quando ROBERTO CARLOS começa a cantar os sucessos de sua carreira, no segundo segmento, IVETE entra. O bloco final tem apenas o REI no palco, e “JESUS CRISTO”, encerra a apresentação. No repertório, estão as músicas que o público conferiu no estádio do PACAEMBU em 23 de outubro e que estão no CD e no DVD “PARA SEMPRE”, lançados na última semana.
Há um detalhe curioso sobre os convidados deste ano. O primeiro a ser chamado foi JOÃO GILBERTO, que não está presente. “Sempre quis tê-lo em um especial”, conta o REI. Ele continua: “Gravaríamos no MARACANÃ, que não é o lugar ideal para ele. Quando mudamos o local da gravação, fizemos o convite de novo. Só que ele já tinha compromisso”. Pelo REI, a notícia foi recebida com lamentação. “Tenho certeza de que faríamos um bom número”, acredita.
ROBERTO CARLOS sente a falta do diretor AUGUSTO CÉSAR VANUCCI (diretor do programa até 1992, ano em que morreu) até hoje. Tanto que ao falar do especial de 2004, lembrou do amigo. “Sinto saudades de muitas coisas boas em tudo o que tenho feito. Sinto saudades do AUGUSTO CÉSAR VANUCCI, que foi meu diretor. Se bem que o TALMA, que dirige os especiais, é um irmão. Ele me ajuda e tem paciência comigo”. A “paciência” a que ele se refere é em decorrência das manias que desenvolveu, especialmente depois da morte de MARIA RITA. Há pouco tempo, o cantor assumiu que tem TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e que está se tratando. LAGES é testemunha de que o avanço é grande. “Cada vez mais, vejo-o mais parecido com o que ele era há 27 anos. O ROBERTO tem a saúde perfeita e uma ótima perfomance. No momento, mistura momentos alegres e tristes, mas ainda tem muito tempo de estrada”, diz EDUARDO LAGES, maestro da orquestra das turnês do REI desde 1977 e um de seus melhores amigos.
               
RAUL CORTEZ, de 72 anos, o “BARÃO DE BONSUCESSO” da novela SENHORA DO DESTINO, da TV GLOBO, passa bem após a cirurgia, realizada na quarta-feira, dia 15, para a retirada de um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado. CORTEZ está em recuperação na UTI do Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, e já está andando e falando. Hoje ligou para casa para saber se estava tudo em ordem e se tinha algum recado.

Doze pessoas acusadas de integrar uma organização internacional que comercializava órgãos humanos, recrutando pessoas pobres em bairros da periferia do RECIFE, foram condenadas pela Justiça Federal de PERNAMBUCO. Os líderes da organização, GEDÁLYA TAUBER e IVAN BONIFÁCIO, pegaram as maiores condenações – 11 e 10 anos de reclusão, além de multas.

SÃO CAETANO amanheceu de luto. LUIZ OLINTO TORTORELLO, que estava terminando seu terceiro mandato como prefeito, vai deixar saudades para a população. Cerca de cinco mil pessoas foram ao Cemitério das LÁGRIMAS para dar o último adeus a ele, morto na sexta-feira, dia 17, aos 67 anos. O prefeito passou 31 dias internado no hospital ALBERT EINSTEIN.

A estudante MARIA BEATRIZ RIGUE CONDE, 17 anos, foi libertada hoje de manhã após ficar 55 dias em poder de seqüestradores. Neta de PEDRO CONDE, ex-proprietário do banco BCN, ela havia sido seqüestrada na madrugada de 24 de outubro, em PERDIZES, zona oeste de SÃO PAULO. A moça foi solta no início da manhã. À tarde, já estava ao lado da família. Ela passa bem e deve depor entre os dias 21 e 23. Nenhum dos seqüestradores foi preso e a polícia não sabia informar se a família havia pago o resgate.

Nove pessoas morreram e pelo menos 38 ficaram feridas num grave acidente ocorrido hoje, por volta da 1:30 hora, na BR-101, altura de MACAÉ, no norte fluminense. Três ônibus e três caminhões bateram na pista em direção a CAMPOS. O trecho só foi liberado ao tráfego às 11 horas, mas os veículos continuavam na estrada até o início da tarde. As colisões ocorreram no km 159 da BR-101, na localidade de BREJO DA SEVERINA. A Polícia Rodoviária suspeita que uma ultrapassagem malfeita possa ter causado o choque.

Os meninos paraguaios GUILLERMO, 10 anos, e ARTURO, 7, já começam a se integrar à sua nova vida, em PORTO ALEGRE, junto de sua mãe, GENILMA BOHELER, após serem liberados de um seqüestro que durou mais de dez meses. Eles estavam retidos pelo pai e seqüestrador, o paraguaio ERI DANIEL ROJAS VILLALBA, na região do CHACO paraguaio, uma das mais pobres do país. “Foi um processo desgastante e dolorido o que vivi nesses dez meses de busca”, relatou GENILMA, que chegou hoje de madrugada a PORTO ALEGRE, onde a
família vai residir. GENILMA, que é pastora da IGREJA METODISTA, trabalha como professora no COLÉGIO AMERICANO, onde já matriculou seus dois filhos para o ano escolar de 2005.

O advogado MARCO AURÉLIO CASTRO BARBOSA, 42 anos, foi morto a facadas na noite deste sábado, em GUARUJÁ, na BAIXADA SANTISTA. BARBOSA era morador do bairro de HIGIENÓPOLIS, na Capital paulista, e costumava ir para o litoral passar os finais de semana. Dois favelados da  VILA RÃ são os principais suspeitos.

Às vésperas do NATAL, o deputado estadual ALBANO REIS, de 61 anos, do RIO, conhecido como PAPAI NOEL DE QUINTINO, foi encontrado morto hoje à noite, à margem da Rodovia RIO-SANTOS na altura do km 414, em ITAGUAÍ. O político saiu de casa por volta das 21:30 horas, para ir caminhando até o bar FAROESTE, de propriedade de um dos filhos, quando foi atropelado. O motorista fugiu. Parentes suspeitam que o deputado, que cumpria o terceiro mandato, tenha sido vítima de vingança. Segundo JEFFERSON REIS, o pai vinha recebendo ameaças de morte por telefone desde que concorreu à prefeitura de ITAGUAÍ nas últimas eleições. O corpo de ALBANO foi encontrado por um de seus funcionários, às 23:30 horas, a cem metros da CIDADE ALBANOEL, parque temático erguido por ele, onde ficava sua residência. Peritos do IML constataram que a perna direita foi dilacerada, havia fraturas em diversas partes do corpo, e marcas de arranhões. A família acredita em assassinato.

A atriz e diretora paulistana MYRIAM MUNIZ morreu hoje, de madrugada, em conseqüência de um derrame cerebral, aos 73 anos. Ela estava em seu apartamento, em HIGIENÓPOLIS, na região central, se preparando para ir a uma festa, quando passou mal. Mesmo atendida com rapidez, morreu após dar entrada na Santa Casa de Misericórdia, que fica na mesma região. Como a atriz era contrária a cerimônias fúnebres, seus parentes providenciaram que seu corpo fosse levado rapidamente à VILA ALPINA, onde será cremado no domingo. Entusiasta do teatro e do cinema, MYRIAM MUNIZ dedicou pouco tempo de sua carreira às novelas, apesar de ter participado de uma que foi marco do gênero: “NINO, O ITALIANINHO”, levada ao ar pela extinta TV TUPI, em 1969. Seu último papel foi a grega ASPÁSIA CIPRIATIS, em “METAMORPHOSES”, retumbante fracasso da TV RECORD. Também atuou nas minisséries “OS MAIAS” e “DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS”, da TV GLOBO. O livro GIRAMUNDO-O PERCURSO DE UMA ATRIZ, organizado por MARIA THEREZA VARGAS, em 1998, mapeia sua trajetória, com passagens pelo TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA (TBC) e TEATRO DE ARENA. No cinema, colocou seu talento a serviço de três títulos de ANA CAROLINA – “MAR DE ROSAS”, “DAS TRIPAS CORAÇÃO” e “AMÉLIA” – entre outros trabalhos. O derradeiro papel foi no filme “NINA”, de HEITOR DHALIA, que ainda está em cartaz. Ela é EULÁLIA, dona da pensão, onde se hospeda a personagem-título vivida por GUTA STRESSER.

MORREU o maestro JOSÉ PRATES DA SILVA MOURA, em SIDNEY, AUSTRÁLIA, aos 76 anos. Contribuiu, nos últimos quinze anos, para a divulgação da cultura latino-americana na AUSTRÁLIA. Maestro, teve grande reconhecimento pelo seu trabalho em SYDNEY, onde foi considerado um ícone latino-americano. Viajou durante anos ao redor do mundo, divulgando a nossa cultura. Trabalhou por décadas na EUROPA como diretor artístico na turnê do show BRASILIANA, BRASIL TROPICAL e outros.

Porque as pessoas não morrem, ficam encantadas, dizia GUIMARÃES ROSA em seu discurso de posse na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Isso, que era verdade para o nosso grande escritor, morto pouco depois, é verdade também para a senhora RENATA TEBALDI, de 82 anos, que morreu em sua casa na madrugada deste sábado, em SAN MARINO, na ITÁLIA. Como informou o médico e amigo da cantora, NIKSA SIMETOVIC, o estado de saúde de RENATA havia se agravado nos últimos meses. A MIMI, da BOHÈME, a ELISABETTA do DON CARLOS, a DESDÊMONA do OTELLO, a ADRIANNA LECOUVREUR... RENATA TEBALDI está viva. A senhora italiana octogenária foi-se embora. Mas o milagre do disco deixou intacta, preservada para sempre no ouvido e no coração de seus admiradores, a voz extraordinária, um dos mais belos timbres que já se ouviu, absolutamente homogênea de uma ponta à outra do registro, capas de meia-vozes de uma extrema elegância e doçura. RENATA TEBALDI nasceu em PESARO – a terra de ROSSINI – em 1º de fevereiro de 1922. Sua carreira foi meteórica. TOSCANINI a escolheu como uma das solistas do concerto de reabertura do SCALA, bombardeado durante a guerra. Daí, até 1960, essa cantora de timbre doce, cremoso, tão firme a plena voz quando delicado aos pianíssimos, tornou-se uma das maiores estrelas do teatro milanês. Foi com o SCALA que, excursionando pela INGRATERRA, em 1950, que RENATA cantou pela primeira vez no COVENT GARDEN. No mesmo ano, fez uma triunfal AIDA em SÃO FRANCISCO. Em 1951, o BRASIL a viu pela primeira vez: SÃO PAULO foi o único lugar, em 4 e 9 de setembro, onde MARIA CALLAS e ela cantaram o mesmo papel – a VIOLETA da TRAVIATA – na mesma temporada. DESDÊMONA foi o papel que RENATA cantou pela primeira vez, em 31 de janeiro de 1955, no METROPOLITAN, onde continuou a apresentar-se regularmente até 1973. Ali, viveu um dos episódios mais tristes de sua carreira: ela estava no elenco de FORZA DEL DESTINO na noite de 4 de março de 1960, em que o grande barítono LEONARD WARREN morreu no palco, de uma hemorragia cerebral, enquanto cantava a ária URNA FATALE DEL MIO DESTINO. Sair como a reportagem de capa do TIME de 3 de novembro de 1958 assinalou o ponto culminante de sua carreira americana, país onde, como na ITÁLIA, era adorada. RENATA nunca se casou. Um longo envolvimento com o maestro ARTURO BASILE – que era casado – a fez permanecer solteira e, no fim da vida, bastante solitária. Num documentário intitulado I LIVE FOR ART, sobre as grandes sopranos do século XX, ela diz que os fãs eram a sua família. Seu repertório era essencialmente italiano – embora ela tivesse feito a ELSA de LOHENGRIN, a TATIANA de IEVGUÊNI ONIÉGUIN. Excepcional MADELEINE no ANDRÉA CHÉNIER, foi em VERDI e PUCCINI, que ela deu a plena medida de seu gênio.
 
Uma americana grávida de oito meses foi assassinada no MISSOURI e teve seu filho retirado do ventre. O bebê foi localizado hoje, pela policia, em bom estado de saúde. Uma mulher que supostamente conhecera pela internet foi presa como autora dos crimes. Caso seja considerada culpada, poderá ser condenada à pena de morte. O assassinato da dona de casa BOBBI JO STINNETT, de 23 anos, ocorreu no dia 16, em sua casa de SKIDMORE, a cerca de 140 km de KANSAS. O crime ocorreu depois que LISA MONTGOMERY, de 36 anos, foi vista entrando na casa. O marido dela estava trabalhando. O corpo de BOBBI foi encontrado horas depois, por sua mãe, com várias marcas de violência. Chamada ao local, a polícia verificou que BOBBI tinha sido estrangulada e seu útero apresentava marcas de corte. Era sua primeira gravidez. Paramédicos ainda tentaram reanimá-la, mas ela foi declarada morta no hospital.
 
O ex-ditador AUGUSTO PINOCHET foi internado hoje, em SANTIAGO, por causa de um acidente vascular cerebral. Ele desmaiou enquanto tomava café da manhã em sua casa, em LA DEHESA. PINOCHET, de 89 anos, foi internado no hospital militar. Os médicos disseram que ele reagiu “positivamente”, com sinais vitais estáveis e recuperação parcial da consciência”. PINOCHET deverá continuar hospitalizado para novos exames. O ex-presidente foi processado como autor de nove seqüestros e um homicídio qualificado durante a OPERAÇÃO CONDOR, coordenação das ditaduras militares da AMÉRICA DO SUL (incluindo o BRASIL) para seqüestrar e assassinar seus opositores esquerdistas durante os anos 1970 e 1980.

Dezenas de crianças e alguns pais se divertiram hoje no rancho NEVERLAND, do cantor MICHAEL JACKSON, em SANTA BÁRBARA (CALIFÓRNIA). Assessores alegaram que a visita atendeu a um convite do próprio astro, que não foi visto no local. MICHAEL responde a nove acusações de abuso sexual a menores – alguns deles teriam sido cometidos em NEVERLAND.

O ex-ditador argentino JORGE RAFAEL VIDELA, preso há seis anos pelo roubo de filhos de presos políticos, recebeu alta hoje no Hospital Militar de BUENOS AIRES, onde fora internado na segunda-feira, dia 13, com acidente vascular cerebral. Ele está lúcido e não apresenta problemas neurológicos. VIDELA, de 79 anos, regressou à sua casa, onde cumpre prisão domiciliar.
Membro da junta militar que deu um Golpe de Estado em 24 de março de 1976, ele exerceu de fato a Presidência do país de 1976 a 1980. Em 1985, perdeu a patente de general de Exército após um tribunal condená-lo por crimes contra a humanidade. Mas foi indultado em 1990 pelo então presidente CARLOS MENEM. Em 1998, foi condenado pelo roubo e troca de identidade de filhos de desaparecidos durante a ditadura.

ASSISTO na noite deste sábado, na GLOBO, o filme “K-PAX, O CAMINHO DA LUZ”, de 2001. Direção de IAN SOFTLEY, com KEVIN SPACEY, JEFF BRIDGES, MARY McCOMACK, ALFRE WOODARD, DAVID PATRICK KELLY. Fábula sobre psicanalista de NOVA YORK que se vê às voltas com o caso bizarro de um paciente que diz ser um alienígena caído na TERRA (e o médico começa a achar que ele talvez não esteja mentindo).

A BANDEIRANTES apresenta “IMPULSO IRRESISTÍVEL”, de 1995, direção de JAG MUNDHRA, com DAOUG JEFFERY, LEE ANNE BEAMAN, KATHY SHOWER, BRANDY SANDERS. Corretor atolado em dívidas e ameaçado pela ex-mulher porque falsificou a assinatura dela num cheque sem fundos – complica ainda mais sua vida ao se envolver com uma viúva que compra uma extensa faixa de terra e, após assinar o contrato é assassinada misteriosamente. Ele, o corretor, tentando ganhar a sua porcentagem na transação imobiliária, não titubeia em falsificar a assinatura da viúva em um cheque. Aí aparece a figura misteriosa de uma empregada que o seduz e que foi quem planejou a morte da milionária.

2 005   :     -     DOMINGO  
Madrugada de muita chuva. Acordo com o barulho dos rojões soltados pelos sãopaulinos. Está começando o jogo do SÃO PAULO contra o LIVERPOOL.
Aproveito a manhã para reorganizar o meu arquivo. Depois, dou uma olhadas nas revistas ÉPOCA, ISTO É e VEJA, a fim de extrair datas e acontecimentos para anotações em minhas memórias.

Na 23 ª edição do programa “ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE”, hoje, a artista BIBI FERREIRA representará a cantora francesa EDITH PIAF. O espetáculo “BIBI FERREIRA CANTA E CONTA EDITH PIAF”, com regência do maestro JOÃO NELSON MERLIN, da Orquestra PHYLARMONIK e do Coral PHYLARMONIK, está marcado para as 11 horas, no JARDIM BOTÂNICO, na ÁGUA FUNDA. Entre as canções mais famosas de PIAF estão: HYMNNE A L´AMOUR, LA FOULET, LA BELLE HISTOIRE D´AMOUR e NON, JENE REGRETTE RIEN. BIBI também vai cantar NA CARÍCIA DE UM BEIJ0/ DEMAIS, de FRANCISCO ALVES e ANTÔNIO CARLOS JOBIM.

O domingo transcorreu com chuvas intermitentes durante todo o dia. Trabalhei tranqüilamente no computador. A internet ainda está fora do ar. Isso já tornou rotina e não estou mais me importando. Vou ler os e-mails, amanhã, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também não posso cumprir com a missão de imprimir a semana que passou porque acabou a tina da impressora.
WÁLTER TAVERNA mantém um contato telefônico comigo. Quer saber como foi a entrevista coletiva de 16 de dezembro, na OAB/SP. Ele não pôde comparecer porque esteve na formatura de um parente. Explico-lhe tudo o que houve e os desdobramentos que se seguiram no sábado. Ainda teremos muita coisa para falar sobre o TÚNEL NOVE DE JULHO. A família CUTAIT não se compenetra que foi usurpado o nome do túnel pelo DAHER CUTAIT. Não querem tirar dali o nome indevido, por vaidade ou orgulho besta. A luta pela restauração do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO ainda dará muitos capítulos. 

O SÃO PAULO é o melhor do mundo em 2005, com méritos. Depois de vencer o Campeonato Paulista sem dar nenhuma chance aos rivais e conquistar a Taça LIBERTADORES DA AMÉRICA com sobras, o time alcançou o topo hoje ao derrotar o LIVERPOOL, da INGLATERRA, por 1 a 0, em YOKOHAMA, na decisão do MUNDIAL DE CLUBES. A vitória foi marcante, não só pela importância do jogo, mas pelo modo como ela chegou: com sofrimento, suor, pressão do adversário. O LIVERPOOL valorizou, e muito, o triunfo brasileiro. Chutou 19 vezes a gol contra 3 dos são-paulinos. Nos escanteios, 17 a 0 para os ingleses. Mas, o SÃO PAULO tinha ROGÉRIO CENI, um dos melhores goleiros do mundo. O camisa 1 fez defesas sensacionais e contou com a sorte em alguns lances. Ganhou, merecidamente, o prêmio de melhor jogador do torneio e da partida. Numa das poucas vezes que atacou, a equipe mostrou competência. O humilde, pouco badalado e baixinho MINEIRO demonstrou sua grandeza ao sair na cara de REINA e, com categoria, fazer o gol do título. Não deu bola para o fato de que o adversário não sofria gol há onze jogos. A vitória calou a boca dos ingleses – especialmente de GERARD – que se diziam quase imbatíveis. E pôs o SÃO PAULO na seleta lista dos tricampeões do mundo, com REAL MADRID, MILAN, BOCA JUNIORS, PEÑAROL e NACIONAL. O clube paulista se isolou como maior vencedor do País em Mundiais, deixando o bicampeão SANTOS para trás, e manteve o aproveitamento de 100% nas decisões no JAPÃO. Em 1992, dirigido por TELÊ SANTANA e comandado por RAÍ em campo, ganhou do BARCELONA por 2 a 1 e, em 1993, ainda sob a direção de TELÊ, bateu o MILAN por 3 a 2. Em 2006, o SÃO PAULO tentará o tetra da LIBERTADORES.

O escritor JOSUÉ MONTELLO, que ocupa a cadeira 29 na Academia Brasileira de Letras, está internado no Rio, na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, desde a semana passada, sem previsão de alta. Ele está fazendo exames. MONTELLO tem problemas de saúde desde agosto do ano passado. Aos 89 anos, é o mais antigo integrante da ABL, autor de mais de 50 livros. E foi redator dos discursos do presidente JUSCELINO KUBITSCHEK.

O ex-deputado ÂNGELO MAGALHÃES, irmão do senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, morreu hoje aos 80 anos, em SALVADOR, vítima de problemas renais. Ele ocupava a diretoria de um órgão do governo baiano e teve carreira parlamentar expressiva. Foi deputado estadual e se elegeu quatro vezes deputado federal pelo PFL. Deixou três filhos, entre eles, seu herdeiro político, o deputado federal PAULO MAGALHÃES.

Batidos pelo nadador paraibano  KAIO MÁRCIO os dois recordes no Torneio OPEN de piscina. Primeiro, MÁRCIO quebrou o recorde mundial dos 50 metros borboleta, com a marca de 22s60 – superior à do americano IAN CROCKER, que fez 22s71 no Mundial de INDIANÁPOLIS, nos EUA, em outubro de 2004. Depois superou a própria marca sul-americana nos 200 metros, com 1min53s27 (era de 1min53s38. As marcas foram superadas nos dias 17 e 18 em SANTOS. 

O primeiro-ministro de ISRAEL, ARIEL SHARON, de 78 anos, foi internado às pressas hoje à noite após sofrer um leve acidente vascular, em JERUSALÉM. Ele chegou a perder a consciência por alguns minutos no caminho para o hospital e foi submetido a uma série de exames neurológicos para detectar possíveis lesões cerebrais. O quadro clínico indicava um princípio de derrame, mas, atendido a tempo, SHARON recobrou a consciência e seu estado de saúde é considerado bom. Pouco menos de duas horas após dar entrada na emergência do hospital HADASSA EIN KAREN, SHARON já estava rindo e conversando com os filhos, OMRI e GUILAD, e assessores próximos. Segundo o secretário do governo, ISRAEL MAIMON, o premiê garantiu estar se sentindo bem e chegou a pedir aos médicos para ser liberado.

O cocalero EVO MORALES, candidato à presidência da BOLÍVIA, teve a maioria dos votos na eleição de hoje, segundo pesquisas de boca de urna. De acordo com os dados, ele teve 45% dos votos, contra 33% de JORGE QUIROGA. Apesar de a tendência indicar vitória de MORALES, como na BOLÍVIA não existe segundo turno, ele deve submeter-se a uma votação no CONGRESSO em janeiro, pois não obteve 50% mais um dos votos válidos.     

Um tribunal jordaniano condenou hoje, à revelia, o terrorista jordaniano ABU MUSAB AL-ZARQAWI e DARAR ABU OUDEH, considerado um de seus principais assessores. De acordo com a sentença, ZARQAWI e OUDEH formaram vários esquadrões suicidas e organizaram atentados contra as passagens fronteiriças de TRAIBELE e KARAMEH. Também foi condenado à morte FAHED FUHEIQI, presente no julgamento. O terrorista foi preso em KARAMEH, dentro de um carro-bomba que acabou não explodindo.

Pelo menos 42 pessoas morreram e 37 ficaram feridas hoje quando milhares de vítimas das enchentes que esperavam por cupons de ajuda se atropelaram num centro de distribuição controlado pelo governo no sul da ÍNDIA. Uma fila de três mil pessoas havia se formado antes do amanhecer ao longo de uma rua estreita até uma escola em MADRAS, onde havia se instalado o centro de ajuda. 

De volta aos EUA para passar o NATAL com a família após quase um ano no ORIENTE MÉDIO, o reservista dos Fuzileiros Navais, PAUL BERKLEY foi assassinado em um complô aparentemente armado por sua mulher e o amante dela, de 18 anos. BERKLEY tinha chegado na quarta-feira, a tempo de ouvir seu filho ZEKE, de 18 anos, cantar no coral da escola, mas neste domingo o marine de 46 anos foi morto, com um tiro na cabeça, durante um passeio no parque com sua mulher, MONIQUE. Ela foi presa sem direito a fiança, assim como seu amante, ANDREW CANTHY, e o namorado de sua enteada, LAWTON JOHNSON, também de 18 anos.

O show do grupo baiano BABADO NOVO levou na tarde deste domingo cerca de 40 mil pessoas ao VALE DO ANHANGABAÚ. Os fãs de axé ouviram músicas inéditas do recém-lançado “DIÁRIO DE CLAUDINHA”. Muitos são-paulinos aproveitaram o título mundial do SÃO PAULO, já que as festas na Avenida PAULISTA estão proibidas.

2 006   :   -    SEGUNDA-FEIRA       6415271  315913121213  -   2183K1.  
O Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Comandante Geral da Polícia Militar e o Comandante do 3º Batalhão de Polícia de Choque, TENENTE-CORONEL PM FLÁVIO JARI DEPIERI, tem a honra de convidar Vossa Excelência para prestigiar a Solenidade alusiva ao Trigésimo Primeiro Aniversário desta Unidade, a realizar-se em 18 de dezembro de 2006, às 10:00 horas na sede do Batalhão HUMAITÁ, sito à rua AMAMBAÍ, n º 09, VILA MARIA, SÃO PAULO, CAPITAL.

Um ato hoje no Sindicato dos Jornalistas de SÃO PAULO lembra os trinta anos dos últimos assassinatos políticos por agentes de órgãos de segurança do regime militar. Em 15 de dezembro de 1976, dois dirigentes do PC do B, PEDRO POMAR e ÂNGELO ARROYO, foram metralhados em uma casa na Rua PIO XI, 767, na LAPA, zona oeste. No local, há hoje uma clínica médica. Na ocasião, um terceiro dirigente do PC do B – partido do presidente da Câmara, ALDO REBELO –JOÃO BAPTISTA FRANCO DRUMOND, foi preso e morreu sob tortura no DOI-CODI paulista. O PC do B tinha tentado, sem êxito, no início daquela década, a GUERRILHA DO ARAGUAIA.
As três mortes fecharam um ciclo de assassinatos de presos políticos. Em outubro de 1975, foi morto o jornalista VLADIMIR HERZOG; em janeiro de 1976, o operário MANOEL FIEL FILHO.
O episódio praticamente decepou o comando do PC do B.  “A direção do partido, na época, estava relativamente intacta, apesar das baixas na guerrilha. Com as mortes dos dirigentes e a prisão de vários outros, o PC do B sofreu um enorme baque”, afirmou o jornalista PEDRO POMAR, neto do dirigente morto.
A história do caso será lembrada hoje, em ato que acontece no Sindicato dos Jornalistas, à Rua REGO FREITAS, 530, às 19 horas. Na ocasião, POMAR vai lançar a terceira edição do seu livro O MASSACRE DA LAPA, editado pela Fundação PERSEU ABRAMO.

Durante um bom tempo idealizamos o segundo jantar de confraternização de fim de ano da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Alguns eventos paralelos causaram o esvaziamento desse jantar. Passei no final da semana um e-mail para a GALERIA 32 dizendo que apenas vinte pessoas irão participar do jantar. Agora, quando chego no MMDC, a funcionária LUCIENE confirma que mais sete pessoas irão ao nosso encontro de hoje. Telefono para o PAOLO, proprietário da GALERIA 32, fechando em 30 o número de pessoas que estarão nesta noite conosco. Confesso aos oficiais do MMDS que estou apreensivo quanto ao evento de logo mais. Professor JOSÉ CARLOS telefona e conta que há uma festa no Colégio SANTO IVO, além do jantar dançante do CPAM-5. Ele tudo fará para também ir até a GALERIA 32.
Passamos uma tarde na Sociedade um tanto quanto preocupada. Vários telefonemas foram dados, mais de pessoas se desculpando por não poderem estar conosco no jantar.
CORONEL MENDES esteve nesta tarde no Corpo de Bombeiros e conversou com o TENENTE-CORONEL ROGÉRIO PAIXÃO sobre a possibilidade de ser criada a MEDALHA DOS 75 ANOS da Revolução de 1932. O TENENTE-CORONEL ROGÉRIO irá entrar em contato com o desembargador LAURO ESCOBAR, que está incumbido de criar a Medalha.
Por volta das 18 horas, o CORONEL MENDES dirige-se para a GALERIA 32, levando-me. Enfrenta um trânsito lento e leva mais de uma hora para chegar até a Rua ONZE DE JUNHO, 884. Encontramos no local o Professor EGBERTO MAIA LUZ, o casal BOEMESEL e MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Depois chegam: CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL Ref ARY CANAVÓ, JORGE NAGADO, MOACIR LOBO LOPES, ALENCAR TOMAZ e família (são cinco pessoas), MARIA LÚCIA CAMARGO, CAPITÃO AMÉRICO YGUTI, ÂNGELA BARCELOS, JANAÍNA, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, RODRIGO SABÓIA, FRANCES DE AZEVEDO. As horas passam e vamos nos enturmando, conversando sobre assuntos os mais diversos. Algumas pessoas reclamam da demora em servir os pratos. Esse é o ponto fraco da Casa. O CORONEL MENDES já fizera sérias restrições ao serviço apresentado pela  

Um pequeno grupo de parlamentares do PPS, PSDB e PV entrou hoje com duas ações no Supremo Tribunal Federal para tentar derrubar o reajuste de 91% nos subsídios de deputados e senadores, aprovados na semana passada por líderes partidários e integrantes das Mesas da Câmara e do Senado. Na tentativa de obter decisão rápida do STF, o ataque foi feito em duas frentes. Primeiro, o PPS entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar contra o Decreto Legislativo 444, de 2002, que disciplina formas de concessão de aumentos do subsídio dos parlamentares e serviu de argumento para o reajuste. A segunda ação foi tomada por parlamentares dos três partidos. Um mandado de segurança, dos deputados CARLOS SAMPAIO, FERNANDO GABEIRA e RAUL JUNGMANN, foi proposto contra as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

A desempregada RITA DE CÁSSIA SAMPAIO DE SOUZA, de 45 anos, deu hoje uma facada nas costas do deputado federal ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES NETO, quando ele deixava, no início da tarde, seu escritório no bairro da PITUBA, em SALVADOR. Presa em flagrante, ela repetia na 16 ª Delegacia que estava indignada com a classe política e com o aumento substancial que praticamente dobrou o salário dos parlamentares, passando de R$12,7 mil para R$24,6 mil. Até à noite, ACM NETO permanecia internado, fora de perigo. A mulher pedia também intermediação do deputado na liberação do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que estaria retido na Caixa Econômica Federal. Ela já teria, inclusive, pedido ajuda do parlamentar nesse sentido, em outra ocasião em que fora ao escritório. RITA foi autuada por tentativa de homicídio e levada ao Presídio Feminino de SALVADOR.       
   
O Ministério Público Federal denunciou hoje à 2ª Vara Criminal, especializada em crime financeiro, o ex-governador e deputado federal eleito PAULO MALUF, além de outras dez pessoas que integrariam esquema de formação de quadrilha para lavar dinheiro proveniente de corrupção. Todos foram denunciados por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.
Entre os dez outros denunciados estão a mulher de MALUF, SYLVIA LUTFALLA MALUF, os quatro filhos do casal, FLÁVIO, LÍGIA, LINA E OTÁVIO; a mulher de FLÁVIO, JACQUELINE COUTINHO MALUF e o marido de LÍGIA, MAURÍLIO MIGUEL CURI. MALUF será diplomado deputado, amanhã, na Assembléia.  

O muro de um terreno próximo à casa do jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES, na zona sul, foi pichado na noite do domingo. “PIMENTA ASSASSINO”, “18 ANOS É POUCO PARA VOCÊ, COVARDE” e “CADEIA É SÓ PARA POBRE” são algumas das frases estampadas na parede. Segundo o porteiro TATEI, um dos pichadores, o ato é um protesto contra decisão do Superior Tribunal de Justiça, que na sexta-feira, dia 15, concedeu liminar revogando a ordem de prisão de PIMENTA, determinada pelo Tribunal de Justiça paulista.

A menina J., de apenas seis anos, passou uma semana em cativeiro na CIDADE TIRADENTES, zona leste da Capital, até ser libertada pela polícia ontem à noite. Sua própria babá, ELIETE PINHEIROS, 41, é suspeita de participar do crime. Ela foi presa com outras três pessoas, após trabalhar por mais de um ano para os pais da vítima.
A Divisão Anti-Seqüestro (DAS) encontrou a menina, filha de JOÃO NUNES NETO, de 41 anos – dono de casas noturnas e de uma rede de lojas de CDs – sob uma cama, onde ela estava escondida por ordem dos seqüestradores. Entre os três suspeitos presos com a babá – que também trabalhava como doméstica para a família da vítima – há um homem que trabalhou como segurança de uma casa noturna do pai da vítima.

Um dia depois da derrota na decisão do Mundial de Clubes, no JAPÃO, RONALDINHO GAÚCHO viajou mais de 8 mil quilômetros em um jato privado e sofreu nova decepção. A corrida era para receber o prêmio de melhor jogador do ano – pela terceira vez consecutiva. E muitos apostavam nisso. Chegou à SUÍÇA como favorito. Mas a FIFA anunciou o zagueiro italiano FÁBIO CANNAVARO como vitorioso. E a brasileira MARTA ganhou entre as mulheres.
Em evento de luxo, na ÓPERA DE ZURIQUE, hoje, o capitão da seleção italiana, campeã do mundo superou ZINEDINE ZIDANE e o atacante brasileiro, que apenas ficou em terceiro lugar.

Faleceu no RECIFE a ilustradora pernambucana CONCEIÇÃO CAHÚ, aos 62 anos. No mundo da charge e do Cartum nacional, poucas mulheres pontificaram. CONCEIÇÃO, que assinava apenas CAHÚ, tinha 45 anos de carreira e foi um dos grandes destaques femininos da ilustração, tendo sido considerada “a maior ilustradora de bico-de-pena da imprensa” do BRASIL, segundo colegas e editores (um de seus maiores admiradores foi o cartunista HENFIL). “A CONCEIÇÃO foi uma das únicas chargistas mulheres do País, além da histórica HILDE WEBER, do ESTADO”, disse o cartunista JOSÉ ALBERTO LOVETRO, o JAL, que foi amigo de CAHÚ. Um dos elogiados trabalhos de CAHÚ foi encartado no ESTADO- 400 mil exemplares de revista sobre os 120 anos do Liceu de Artes e Ofício, que acompanhava o número de estréia do extinto suplemento ZAP. Revisitando a obra de CAHÚ, descobrimos uma grande versatilidade. Fazia caricaturas fantásticas, com um tempero clássico, às vezes um ponto entre ARAÚJO PORTO-ALEGRE e J. CARLOS (caso da caricatura do pioneiro do futebol, CHARLES MILLER, que ilustra esse perfil). Também se arriscava de vez em quando em quadrinhos seqüenciais, como na mini-HQ “UMA HISTÓRIA DE AMOR” (Homenagem a CARLOS ZÉFIRO), com a qual foi premiada no 19 º Salão de Humor de PIRACICABA, em 1992. E em parcerias, como nas histórias “TROMBADINHAS” e “UM NASCEU PARA O OUTRO”, com XALBERTO. Ela ainda ilustrou sua cidade, a bela FLORESTA DO NAVIO (PE) em guaches fantásticos. Corintiana delirante, desenhou com rara argúcia o time da DEMOCRACIA CORINTIANA, o que lhe valeu nada menos do que o título de CIDADÃ CORINTIANA, outorgado em sessão solene da Câmara Municipal de SÃO PAULO, em 2005.
CONCEIÇÃO desenhou para a revista PLACAR, para movimentos populares e sociais (como o movimento DIRETAS JÁ), fez ilustração para o DIEESE e para a Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural. Chegou a SÃO PAULO no início dos anos 1970, iniciando seu trabalho na imprensa na Editora ABRIL. Ali, além de PLACAR, ilustrou nas revistas CLÁUDIA, NOVA e CAPRICHO e PLAYBOY. Em 1975, trabalhou na FOLHA DE SÃO PAULO, passando depois por JORNAL DA TARDE, VISÃO e SAÚDE EM DEBATE.
Gostava de futebol, outra diferença em relação à maioria feminina e desenhou grandes caricaturas dos personagens da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL e dos times do BRASIL. Depois, chegou à GAZETA MERCANTIL, onde aprimorou seu estilo mais conhecido, o bico-de-pena, recurso amplamente utilizado na publicação. Segundo especialistas, seu trabalho nos anos 1980 se tornou referência para novos desenhistas, além de muito respeitada no meio.
MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA CAHÚ morreu de câncer. A última empresa em que trabalhou foi o DCI – Diário Comércio e Indústria, em 2005. Seu site, ainda hoje, destaca uma modesta exposição da artista em 2003 na Associação dos Amigos da Praça BENEDITO CALIXTO, a mostra “TRAÇOS DO SEM FIM”, dividindo o espaço com o escritor e jornalista IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, que lançava seu livro O ANÔNIMO CÉLEBRE.    

Hoje, pela manhã, o caso do estripador de SUFFOLK sofreu uma guinada drástica e bizarra quando a polícia anunciou a prisão de um suspeito da morte de cinco prostitutas, no maior caso de assassinatos em série em três décadas na GRÃ-BRETANHA. O suspeito é TOM STEPHENS, de 37 anos, funcionário de um supermercado de IPSWICH e freguês assíduo da chamada “zona da luz vermelha” da cidade. Porém, o canal de TV SKY NEWS dizia que STEPHENS é ex-policial.
STEPHENS disse ter usado sistematicamente os serviços das prostitutas nos últimos dezoito meses, após se divorciar.  

Morreu hoje, aos 95 anos, o cartunista norte-americano JOSEPH BARBERA, parceiro de BILL HANNA na criação de desenhos animados clássicos como “TOM & JERRY” e “OS FLINTSTONES”. Segundo a família, BARBERA morreu de causas naturais.
Morto em 2001, HANNA certa vez disse que nunca tinha sido um grande artista; já o parceiro conseguia “capturar aura e expressão em um rápido esboço” melhor do que qualquer pessoa que tinha conhecido. Outros personagens criados por BARBERA: OS JETSONS, MANDA-CHUVA, SCOOBY-DOO, ZÉ COLMÉIA.
BARBERA nasceu em 1911, no bairro de LITTLE ITALY, em MANHATTAN. Começou a desenhar nos Estúdios VAN BEUREN, mas logo mudou para a MGM, que começava a se dedicar à animação. Eram os anos 1930. Ali, conheceu HANNA, o parceiro que morreu em 2001. A dupla teve seu primeiro grande sucesso com as batalhas incessantes entre o gato TOM e o rato JERRY. A série ganhou fãs no mundo inteiro e rendeu à dupla sete OSCARs, um recorde quando se fala de seriados em todo o mundo com os mesmos personagens. Entre os grandes momentos, até mesmo do cinema, vale citar o baile ao lado de GENE KELLY, no clássico MARUJOS DO AMOR (1945). 

O PAPA BENTO XVI reconheceu o segundo milagre do frei ANTÔNIO DE SANT´ANNA  GALVÃO. Com isso, ele vai se tornar o primeiro santo brasileiro. O reconhecimento foi anunciado em decreto publicado pela SANTA SÉ no sábado passado, após uma reunião da Congregação para a Causa dos Santos realizada na terça-feira, dia 12.
Só alguns responsáveis pelo processo de canonização do frei GALVÃO, em ROMA, é que sabem qual foi o milagre escolhido. “O sigilo é para garantir a isenção das pesquisas necessárias à comprovação do milagre”, explicou o padre JUAREZ PEDRO DE CASTRO, secretário de comunicação da Arquidiocese de SÃO PAULO.

2 007       :        -      TERÇA-FEIRA
Ainda estamos pensando nos três principais eventos que teremos pela frente, nesta semana. Num deles, talvez o principal, é o da inauguração da placa comemorativa do Jubileu de Diamante de Revolução Constitucionalista de 1932, último ato desse gênero. JOSÉ D´AMICO mantém um contato conosco logo pela manhã. Estamos usando o correio eletrônico para efetuar correspondência com os principais jornais a respeito disso. O DIA DOS ANIVERSARIANTES será comemorado amanhã. Como faço aniversário no dia 27 de dezembro, estou incluído no rol das pessoas que comemorarão a data natalícia em 19 de dezembro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O terceiro evento marcará o encerramento de nossas atividades neste ano. Será um almoço na casa da RENATA MARÍLIA RIBEIRO DA LUZ, em 21 de dezembro.
Após uma manhã dedicada a digitar e-mails e responder vários deles, vou para a cidade de SÃO PAULO já um pouco tarde. SILVA entra em contato conosco para dizer que irá comemorar seu aniversário na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP, aliás como tem feito nos últimos anos. Hoje, na AORRPM, onde corto o cabelo, converso com o secretário, TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM, CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES, CORONEL Fem PM VITÓRIA BRASÍLIA e CAPITÃO PM Ref HÉLIO CAMILLI. COLOMBO tem um trabalho muito exaustivo com segurança em faculdades. Não o tenho visto desde a segunda-feira.
No MMDC, o JOSÉ D´AMICO está atuante. Quer ele que a comemoração marcada para 20 de dezembro seja algo fantástico, digna de ficar na história. Hoje não conto com o presidente e nem com o vice. O primeiro está em sua residência e mantém contato por telefone. O CORONEL MENDES se encontra no GRANDE ORIENTE. O contato com o meu companheiro de Escola de Oficiais também é por telefone. Além do empenho em acertar tudo para os dias 19, 20 e 21, a Sociedade não apresenta novidades. Vê-se que a funcionária MARINEI desdobra-se em suas funções, já que é a única que temos. Depois da saída da LILIAN a diretoria achou por bem incluir a MARINEI em tempo integral, sem procurar substituição para a funcionária que saiu de uma maneira um tanto vexatória.
Em casa, LUCINDA também se prepara para as festas natalinas. Quer prestar uma homenagem para a SORAYA, amanhã, por ocasião de seu natalício. Único problema sério é o relacionado com o LAN HOUSE do PAULO CÉSAR, que continua com a porta fechada. Ele procura uma saída para o problema dos programas piratas.

O Comando-Geral da Aeronáutica, o Comando-Geral de Apoio e da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico realizaram nesta manhã a passagem de Comando do PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE SÃO PAULO (PAMA-SP) e do CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA (CELOG). A cerimônia aconteceu no hangar do PAMA-SP, cujo novo diretor passou a ser o BRIGADEIRO-DO-AR NILSON SOILET CARMINATI, que substituiu no posto ao CORONEL Av. JORGE LUIZ ALVES DE BARROS SANTOS. O BRIGADEIRO-DO-AR CARMINATI vinha dirigindo o CELOG e passou esta diretoria ao CORONEL Av. EDGARD DE OLIVEIRA JÚNIOR.
Depois de três anos de profícuo trabalho como diretor do PAMA-SP, o CORONEL Av. JORGE LUIZ ALVES DE BARROS SANTOS transferiu-se para o RIO DE JANEIRO, onde vai realizar um curso na ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA.
O MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO, ex-comandante do IV COMAR e chefe de gabinete do Comando da Aeronáutica veio especialmente de BRASÍLIA para prestigiar a solenidade. Estiveram presentes: TENENTE-BRIGADEIRO PAULO ROBERTO RÖHRIG DE BRITTO (Comandante do Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica). MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ ROBERTO SCHEER, Comandante do IV COMAR, TENENTE-CORONEL Inf. SÉRGIO LUIZ TRATZ (Comandante do CPOR/SP). 

Suspenso por 120 dias, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o atacante ROMÁRIO, do VASCO DA GAMA. O atleta foi flagrado no exame antidoping, em outubro, pelo uso de finasterida. ROMÁRIO alega que a substância proibida está na composição de um tônico de combate à calvície. A suspensão não vale para a sua condição de técnico do VASCO.

O ministro da Justiça, TARSO GENRO, recebeu alta hoje do Instituto do Coração de BRASÍLIA, onde estava internado desde ontem, segunda-feira, depois de desmaiar em LA PAZ, no domingo, quando o presidente boliviano EVO MORALES discursava. Segundo assessores, TARSO passou mal por causa da altitude. O ministro desmaiou durante cerimônia de assinatura de acordo para finalização da rodovia que ligará o OCEANO ATLÂNTICO ao PACÍFICO. Foi acudido pela presidente chilena, MICHELLE BACHELET, que é médica. No INCOR, TARSO GENRO realizou exames de rotina e cardiológicos, mas os resultados ainda não foram divulgados.

A Presidência da República contratou serviços de engenharia e arquitetura da empresa ARQUITETURA URBANISMO OSCAR NIEMEYER S/C para elaboração de projeto de arquitetura e demais documentações técnicas necessárias às obras de restauração do Palácio do Planalto. O contrato, segundo extrato publicado hoje do Diário Oficial da União, foi assinado na quarta-feira, dia 12, e tem validade de um ano. OSCAR NIEMEYER, autor do projeto arquitetônico de BRASÍLIA, comemorou 100 anos no sábado, dia 15, ao lado de amigos e parentes na casa que abriga sua fundação, no RIO.

O resultado final da eleição interna do PT mostrou que o presidente reeleito do partido, deputado RICARDO BERZOINI, venceu o deputado JILMAR TATTO por 61,41% dos votos contra 38,95%. A vitória de BERZOINI já havia sido confirmada ontem à noite pelo PT, com a apuração ainda em andamento. 

Além do desespero dos pilotos para salvar o jatinho que caiu e matou oito pessoas na CASA VERDE, zona norte, em novembro, as gravações de voz recuperadas revelam um possível problema com o combustível do avião. A frase final do piloto PAULO MONTEZUMA FIRMINO sugere ainda que o co-piloto ALBERTO SOARES JÚNIOR teria cometido um erro na decolagem. As conversas foram recuperadas dos destroços do avião por oficiais da Aeronáutica.

Como na época da parceria milionária com a PARMALAT, nos anos 1990, VANDERLEI LUXEMBURGO foi o técnico escolhido pelo PALMEIRAS para comandar o time na fase de reestruturação do clube. Ele se apresentou hoje à tarde, empolgado com os projetos de reforma do PALESTRA ITÁLIA (orçamento de 250 milhões de reais, incluindo investimentos na base e bônus por conquistas) e parceria com a TRAFFIC, agência criadora de fundo que espera gerar 40 milhões de reais para a contratação de reforços.

A Prefeitura de SÃO PAULO interditou hoje o SHOPPING 25 DE MARÇO, localizado na Rua BARÃO DE DUPRAT, região central, complexo de compras popular pertencente ao empresário chinês LAW KIN CHONG, acusado pela polícia de ser o maior contrabandista da cidade. Desta vez, entre outras irregularidades, a blitz achou uma parede falsa que escondia produtos sem nota fiscal.

Uma execução feita por um matador profissional. É essa a impressão de peritos e investigadores sobre a morte do ex-deputado estadual e assessor da Secretaria Estadual de Governo do RIO, ARY BRUM. O ex-parlamentar foi executado hoje pela manhã, por volta das 10:30 horas com pelo menos 15 tiros de fuzil, quando acessava a LINHA VERMELHA. A polícia ainda não tem pistas dos criminosos.
ARY dirigia um SANTANA preto e estava sendo seguido pelos assassinos. Quando entrou no viaduto de acesso à LINHA VERMELHA, o carro que o ex-deputado dirigia foi abordado por criminosos que estavam num HONDA FIT preto e numa moto. Testemunhas contaram que, numa ação rápida, os assassinos efetuaram disparos contra o vidro da lateral do motorista, concentrados na altura do rosto. Em seguida, o ex-deputado perdeu o controle do carro, batendo nas muretas de proteção. A polícia acredita que os bandidos tenham disparado pelo menos 26 tiros de fuzil calibre 762 contra BRUM. 

Considerada pela imprensa britânica testemunha crucial no inquérito que investiga a morte da PRINCESA DIANA e de seu namorado DODI AL-FAYED, a embaixatriz brasileira LÚCIA FLECHA DE LIMA, amiga e confidente da princesa, descartou a hipótese de uma conspiração para matar os dois. Para LÚCIA, não havia motivos para conspiração porque a princesa sempre deixou claro que o namoro com DODI era um “romance de verão”. Por três horas, a embaixatriz depôs sobre o caso no escritório PINHEIRO NETO, em BRASÍLIA. Ela respondeu a perguntas feitas por vídeo conferência por um representante da Justiça britânica, outro da polícia e pelo advogado MICHAEL MANSFIELD KEEN, que representa o pai de DODI, MOHAMED AL-FAYED. LÚCIA negou que DIANA tenha ficado noiva de DODI. “Foi um relacionamento de apenas seis semanas e aquele anel (que supostamente selava o compromisso) não corresponde ao gosto estético de DIANA. Ela nunca viu o anel”. “Desfiz qualquer possibilidade de uma suposta trama para matar DIANA”, disse LÚCIA a um amigo, após o depoimento. 

2 008     :   -    QUINTA-FEIRA
O Comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea – Fortaleza de Itaipu – TENENTE-CORONEL RICARDO LUÍS DE ANDRADE CARDOSO, tem a honra de convidar V. Exª / V.Sª e digníssima família para a Cerimônia de Passagem de Comando ao Senhor TENENTE-CORONEL JOSÉ HENRIQUE DOMINGOS DE MEDEIROS.
DATA: 18 de dezembro de 2008 (Quinta-feira)
PROGRAMAÇÃO:
11:00 horas – Formatura
11:45 horas – Inauguração de retrato do ex-comandante
12:00 horas – Coquetel
 
GINO e MENDES estão indo para a PRAIA GRANDE, onde assistirão a transmissão de comando do FORTE ITAIPU. Indisposto, com problemas caseiros, não tenho ânimo para fazer uma viagem dessas. Faço uma viagem também, mas dentro da rotina e que demora muito para chegar até o terminal da estação ARMÊNIA. Somente depois das 13 horas é que chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Realmente a reforma do prédio inicia-se hoje com a quebra do piso do 2º andar. Os tacos são retirados. Converso com o pedreiro que está executando essa parte das obras. Logo mais ele começará a retirar os tacos do 1º andar. Vou trabalhar no computador, mas o barulho não me deixa fazer isso tranqüilamente. 
Saio do MMDC por volta das 15 horas. Passo pelo correio a fim de colocar cartas de BOAS FESTAS para algumas pessoas que me mandaram cartões de Natal. Embora tenha tomado um ônibus bem mais cedo para GUARULHOS, a morosidade na VIA DUTRA é alguma coisa para entediar.
Das mensagens do GRUPO BARRO BRANCO extraio esta:
18/DEZ - SECRETÁRIO PÕE EM DIRETORIA CORONEL QUE EXTINGUIU COMANDO DE TRÂNSITO
Moraes indica PMs da reserva para CET
Renato Machado
Dois coronéis da reserva da Polícia Militar de São Paulo vão assumir as principais diretorias da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Após reunião sigilosa anteontem, foi lançado o processo de reformulação na companhia, que culminou na demissão do diretor de Administração e Finanças, Egydio Bianchi, e no deslocamento de cargo do diretor de Operações, Adauto Martinez Filho. Além disso, serão criadas duas diretorias: Planejamento e Educação e Sinalização e Segurança.
O Estado apurou que as mudanças seriam uma manobra do secretário de Transportes e presidente da CET, Alexandre de Moraes, para afastar funcionários ligados ao ex-presidente Roberto Scaringella. Adauto Martinez foi engenheiro de tráfego da CET e, depois de um período fora da companhia, acabou convidado por Scaringella em 2005 para o cargo de diretor de Operações.
Egydio Bianchi é amigo pessoal de Scaringella desde 1970, quando os dois trabalharam na instalação da Linha-1 do Metrô. Ele é ligado ao núcleo do PSDB que cada vez mais perde espaço no governo Kassab - foi vice-presidente do Comitê Financeiro da campanha da reeleição de Fernando Henrique Cardoso e diretor do Instituto Sérgio Motta. Bianchi estava havia dois anos no cargo.
Para seu lugar na diretoria de Administração e Finanças assume o coronel da reserva Roberto Allegretti, atual diretor do Departamento de Transporte Público (DTP) da Prefeitura. Ele é homem de confiança do secretário. Juntos trabalharam na gestão de Geraldo Alckmin - o coronel foi diretor do Gabinete da Casa Militar e Alexandre de Moraes, presidente da antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). O novo diretor de Operações será o coronel Rui César Mello, ex-comandante- geral da PM. As diretorias criadas não terão o mesmo status das demais. Elas serão "diretorias adjuntas". Irineu Gnecco Filho, atual superintendente de Desenvolvimento da CET e ex-diretor de Operações durante a gestão Marta Suplicy (PT), assume Planejamento e Educação. Sinalização e Segurança será ocupada por Adauto Martinez Filho.
MILITARES Para especialistas, a escolha de dois coronéis da PM para ocupar as diretorias da CET pode ter a conotação de que o poder público pretende endurecer a fiscalização. "Se for realmente para melhorar a fiscalização, então pode haver uma melhora para o trânsito da cidade", diz o consultor de trânsito Horácio Augusto Figueira. O também consultor de trânsito Flamínio Fichmann lembra que foi na gestão de Rui César Mello no comando geral da PM que foi extinto o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). "O CPTran fazia uma fiscalização muito mais eficiente que a da CET, porque eram policiais nessa atividade, com muito mais poder que os marronzinhos. Então, esse é um ponto para ficarmos receosos." Fonte: O Estado de S.Paulo, 18 de dezembro de 2008, pág. C6
MADONNA estreou hoje em SÃO PAULO com o show da turnê “STICKY & SWEET”, no Estádio do MORUMBI, sem qualquer escorregão. Muito menos chuva. A popstar levou o público ao delírio com sua perfomance e retribuiu o carinho dos fãs com uma declaração de amor à cidade. Primeiro, ela arriscou falar em português: “Olá, São Paulo, demais”, disse. Em seguida, acrescentou em inglês, mas pronunciando pausadamente cada palavra, para facilitar a compreensão: “Eu me apaixonei de novo por São Paulo”.
Previsto para as 20 horas, o show começou com quase duas horas de atraso. Às 21:50 horas, já irritado com tanta demora, o público reagiu com vaias. O gesto serviu como um sinal para a entrada de MADONNA. Apenas três minutos mais tarde a cantora surgiu no palco, e o MORUMBI quase veio abaixo. MADONNA entrou toda de preto, com blusa de manga longa e bota de cano alto. Ela iniciou o espetáculo com a música “CANDY SHOP”. Aí um quadrado gigante se abriu no palco, de onde saiu um grupo de bailarinos. Em seguida, o palco principal também se abriu, e ela apareceu, numa cadeira, carregada pelos bailarinos.

O deslizamento de um barranco durante a construção de um muro de arrimo soterrou e matou o ajudante de pedreiro JOSÉ HUGO GOMES DE SOUZA, de 42 anos, por volta das 11:30 horas de hoje, em um terreno no número 610 da Rua IQUIRIRIM, no BUTANTÃ, zona oeste da capital. Um outro pedreiro, HERCÍLIO DE OLIVEIRA MARTINS, de 36 anos, ficou levemente ferido na perna. Os trabalhadores não usavam equipamentos de segurança. A polícia acredita que houve negligência dos responsáveis pela obra e vai investigar o caso. O muro de arrimo era construído em um barranco de seis metros de altura. Havia seis pessoas no local no momento do deslizamento.

Oficial da 42ª Vara do Trabalho, a perita CÉLIA MARIA GALBETTI, de 44 anos, foi assassinada com tiros nas costas, hoje à tarde, dentro da ótica MIRAGE, em SANTO AMARO. Ela foi ao estabelecimento para analisar documentos que interessavam para uma ação trabalhista, movida por uma ex-funcionária da loja. O proprietário, JOSÉ CORREIA NETO, de 49 anos, foi indiciado pelo crime. Ele está foragido da polícia.
CÉLIA chegou por volta das 10 horas na Rua MANUEL BORBA, 292, conjuntos 52 e 53, onde funciona a ótica MIRAGE. Segundo a polícia, ela foi recebida por JOSÉ CORREIA NETO e pediu para analisar documentos da empresa. O motivo da visita era dar andamento a uma ação, movida em 1995 por uma ex-funcionária. A perícia tinha como objetivo saber sobre o movimento financeiro da ótica para que a Justiça pudesse fixar um valor indenizatório a ser pago.
CÉLIA havia já separado bastante material, quando funcionárias ouviram uma conversa, em tom mais alto, vinda de dentro da sala de JOSÉ. “CÉLIA ameaçou chamar reforço policial. Agora, vamos tentar descobrir o que foi conversado entre eles que causou tal reação na vítima”, disse o delegado LUIZ CARLOS DO CARMO, titular do 11º Distrito Policial (Santo Amaro).

Um ajudante de impressão fez sua ex-namorada, de 17 anos, refém por quatro horas, hoje à tarde, em um flat na região de PINHEIROS. O zelador do prédio também ficou rendido. O rapaz dizia que a ex o havia traído com um italiano e que foi até o local para matá-lo. O ajudante IVANILDO DIAS DA CRUZ, de 25 anos, usou uma barra de ferro enrolada numa jaqueta para simular uma espingarda calibre 12. Com isso, rendeu o taxista JOSÉ DE LIMA NOGUEIRA, de 53 anos, na Rua BUTANTÃ, próximo ao flat. “Pensei que fosse um assalto, ele entrou no banco de trás e disse estar armado. Me mandou entrar na garagem do flat e perguntar por uma moça. Foi o que eu fiz”, conta JOSÉ.
Já na garagem, IVANILDO conseguiu render o zelador CLÉBER HUMBERTO CURSINO. Ele foi levado até o quarto andar, no apartamento 403, onde estava sua ex-namorada.
O zelador e a adolescente foram trancados dentro do quarto. Do lado de fora, a polícia foi avisada pelo taxista e um motoqueiro que passava pela rua. Policiais militares, que patrulhavam a região, atenderam a ocorrência de imediato.   

Morre nesta quinta-feira, aos 95 anos, o ex-subdiretor do FBI, a polícia federal americana, MARK FELT. Em 1972, FELT foi a fonte anônima do repórter BOB WOODWARD que, junto com CARL BERNSTEIN, publicou no jornal “WASHINGTON POST” detalhes do escândalo do CASO WATERGATE. FELT, que teve a identidade guardada sob segredo até 2005, era chamado de “GARGANTA PROFUNDA”. Ele era o segundo homem no comando do FBI, quando a sede do Partido Democrata, no bloco de prédios WATERGATE, em WASHINGTON, foi invadida em junho de 1972 por ordem do presidente dos EUA, RICHARD NIXON, e de assessores que desejavam sabotar a oposição e inimigos. As reportagens revelaram o escândalo e NIXON renunciou ao cargo em 1974. FELT sofria de problemas cardíacos, mas a causa da morte, em SANTA ROSA, na CALIFÓRNIA, não foi divulgada.

Numa decisão considerada por promotores como a mais importante desde o julgamento de líderes da ALEMANHA nazista em NUREMBERG, o Tribunal Penal Internacional para RUANDA condenou hoje à prisão perpétua THÉONESTE BAGOSORA, mentor do genocídio que matou 800 mil pessoas em 1994, em 100 dias de conflito. Na sentença, o ex-coronel, hoje com 67 anos, é acusado de organizar e armar a milícia INTERAHAMWE, de etnia hutu, para assassinar integrantes da minoria tutsi e de hutus moderados. Em alguns casos, civis hutus eram obrigados por militares a matar vizinhos tutsi, em troca de dinheiro ou vantagens.  Segundo a acusação, BAGOSORA assumiu a chefia política e militar de RUANDA depois que o avião do presidente JUVENAL HABYARIMANA, um hutu, foi derrubado em abril de 1994, detonando o conflito que duraria três meses.

2 009        :       -  SEXTA-FEIRA
Convido V. Sª e Familiares para o lançamento do CD “DOM DE AMAR E PERDOAR” a realizar-se na CAPELA DE SANTO EXPEDITO no dia 18 de dezembro de 2009, às 21 horas.
TENENTE-CORONEL CAPELAO PM OSVALDO PALÓPITO.

CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE SÃO PAULO
O Coronel Art MARCELO ANTONIO NEVES tem a honra de convidar V Exª / V. Sª e digníssima família para a solenidade de Passagem de Comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo ao Coronel Inf ÉDSON BARBOZA GUIMARÃES.
DATA: 18 de dezembro de 2009
HORÁRIO: 11 horas
LOCAL: CPOR/SP – RUA ALFREDO PUJOL, 681 – SANTANA – SP.

O dia de ontem foi histórico para mim. Concretizou-se a reforma da sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com a solenidade de revitalização do MMDC, num dos eventos mais significativos da Sociedade, com a presença de mais de sessenta pessoas. As dependências foram literalmente tomadas. Os comentários dos associados foram os melhores possíveis. Os visitantes convidados elogiaram muito o nosso trabalho. Alguns se tornaram nossos associados como é o caso da CAMILA GIUDICE, autora do quadro “CARTÃO POSTAL DO MMDC”.
Pela manhã, hoje, após a leitura dos jornais, passo um bom tempo no computador, registrando muita coisa em minhas memórias.
Mas a Sociedade Veteranos de 32-MMDC reserva para hoje o encontro dos aniversariantes do mês de dezembro e também o encerramento de nossas atividades neste ano. MARINEI entrará de férias e somente retornará em 20 de janeiro. Para ir para o MMDC nesta sexta-feira enfrento um trânsito bastante pesado. Vejo o trabalho das máquinas na MARGINAL TIETÊ.
Nesta tarde há uma confraternização na sede da Sociedade. Estão presentes: GINO STRUFFALDI, DONA DINORAH, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM MANOEL ABISSi NOGUEIRA, CAPITÃO PM PATRÍCIO, ANDRÉ CLÓVIS BISPO, CAMILA GIUDICE, RAIMUNDA
De uma maneira descontraída se comemora os aniversários de: VENTURA (dia 27), NOGUEIRA (dia 27 também), MARINEI (está completando seu aniversário nesta data), CAMILA (dia 21). 

CÉSAR CIELO promoveu despedida de gala para a era dos maiôs tecnológicos no Brasil ao quebrar o recorde mundial dos 50 metros livre com a marca de 20s91, hoje, na final do TORNEIO OPEN DE NATAÇÃO, no Clube PINHEIROS, em São Paulo. Com o resultado, encerra um ano perfeito, consolida posição entre os melhores velocistas da natação de todos os tempos e confirma o justo rótulo de principal nome do esporte brasileiro na atualidade. 

Após mais de quatro horas de cirurgia, médicos do Hospital ANA NÉRI, em SALVADOR, conseguiram retirar hoje quatro agulhas – duas no coração e duas no pulmão – do menino de 2 anos que tem 42 desses objetos espalhados pelo corpo. Uma delas havia transfixado o coração, provocando endocardite, uma infecção no órgão, detectada por causa da febre que o garoto teve durante a madrugada. Outra havia perfurado o pulmão. Um boletim médico deverá ser divulgado amanhã cedo.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), REYNALDO FERNANDES, pediu demissão, nesta noite, ao ministro da Educação, FERNANDO HADDAD. Em comunicado aos funcionários do órgão, FERNANDES diz que sai “com o único objetivo de preservar” o instituto. O pedido de demissão ocorre após um ano tumultuado, principalmente no que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Justo quando serviria como vestibular para várias universidades federais e privadas, a prova viveu sua pior crise de imagem. Marcada para outubro, ela foi adiada após alguns exemplares do ENEM serem furtados dentro da própria gráfica que imprimia o material. Confirmado o vazamento, o teste foi adiado para dezembro.

O empresário FERNANDO SARNEY anunciou hoje a desistência da ação contra o ESTADO DE SÃO PAULO, mas a censura ao jornal permanece em vigor. Por meio de nota à imprensa, ele afirma, em texto de onze linhas, ter encaminhado à Justiça sua renúncia ao processo que há 141 dias provocou o decreto de mordaça, baixado em 31 de julho pelo desembargador DÁCIO VIEIRA, do Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL.

Pesquisa do Instituto VOX POPULI, feita a pedido da revista ISTO É, mostra o governador JOSÉ SERRA na liderança da corrida presidencial, com 39% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados tecnicamente, aparecem DILMA ROUSSEFF com 18% e CIRO GOMES com 17%. É a primeira pesquisa feita após o programa partidário do PT, exibido no dia 10 em rede de rádio e TV e centrado nas figuras de DILMA e do presidente LULA. O desempenho da petista não variou em relação a outro levantamento do VOX POPULI, feito dias antes de o PT ocupar o horário nobre da televisão por dez minutos.

Por volta das 17 horas vamos nos retirando. MARINEI entra em gozo de férias e a Sociedade somente voltará a funcionar em 20 de janeiro. Mas pretendo continuar a vir ao MMDC para imprimir minhas memórias.
Segurança Pública GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução de 18-12-2009 GS nº 1163/09. O Secretário da Segurança Pública, nos termos do artigo 5º da Lei Federal 5.836, de 05/12/72, c/c o artigo 3º da Lei Estadual 186, de 14/12/73, c/c o artigo 75 da Lei Complementar Estadual 893, de 09/03/01 e demais disposições legais vigentes, bem como, nos dizeres da Representação do Comandante Geral da Polícia Militar, contidos no Ofício nº CorregPM-016/343/09, de 08 de outubro de 2009, que adota como base do presente ato, obedecidos aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, resolve: Submeter o Ten Cel Res PM 90294-2 José Antonio Queiroz, tendo como última Unidade Comando de Policiamento de Área Metropolitano- 3 (CPA/M-3), a Conselho de Justificação, nomeando o Cel PM 790482-7 Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, do Comando de Policiamento do Interior-5 (CPI-5), como presidente, e o Cel PM 790435-5 Sérgio Luiz dos Santos, do Comando de Policiamento do Interior-5 (CPI-5), e o Cel PM 801172-9 Renato Cabral Catita, do Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3), como membros.
Nomeio o Cel PM 772676-7 Francisco Lozzi da Costa, do Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3), como oficial suplente do presente Conselho de Justificação, que assumirá a função de membro na eventualidade de ser necessária a substituição definitiva de algum membro titular, por motivos legais ou relevantes e a critério do Comandante Geral da Polícia Militar. O Conselho de Justificação poderá inquirir outras testemunhas, caso entenda necessário, em obediência ao princípio da busca da verdade real, funcionando, em regra, na sede do Comando de Policiamento do Interior-5 (CPI-5).
BENEDITO DONIZETI MARQUES
Turma Tiradentes
Além dos transtornos provocados pelas ruas alagadas há duas semanas, os moradores da região do JARDIM ROMANO e de bairros vizinhos na zona leste de São Paulo começam a sofrer com as doenças transmitidas pela água, como leptospirose e diarréias. Nove casos suspeitos de leptospirose foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O dramaturgo MÁRIO BORTOLOTTO foi liberado hoje à tarde da UTI da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde ficou internado por duas semanas depois de ser baleado num assalto ao bar e teatro ESPAÇO PARLAPATÕES, na Praça ROOSEVELT, no centro da cidade. O dramaturgo seria transferido ainda hoje para um quarto do hospital particular SANTA ISABEL. 

Maior reunião diplomática da história, a 15ª Conferência do Clima terminou hoje à noite com um acordo pífio, que não prevê metas obrigatórias de CO² até 2020 e ainda ameaça a existência do PROTOCOLO DE KYOTO. O texto oficial estava sendo negociado até altas horas da noite. O documento traz apenas um mecanismo de financiamento para ações de combate ao aquecimento global e um compromisso de impedir a elevação da temperatura em 2ºC, sem dizer como isso será cumprido.

No mais forte discurso da plenária de líderes no último dia da conferência do clima, o presidente LULA colocou o Brasil como o país que, para salvar o COP 15 de um naufrágio, aceita ser fiscalizado e até mesmo concorda em colocar recursos em um fundo de onde, na verdade, como país em desenvolvimento, deveria só retirar dinheiro. Falando de improviso, LULA se disse frustrado com os resultados depois de semanas de negociações e cobrou responsabilidade de cem líderes presentes em COPENHAGUE. 

Um suicida detonou hoje um carro-bomba perto de uma mesquita em um complexo policial no WAZIRISTÃO DO NORTE, matando dez pessoas. O ataque foi atribuído ao TALEBAN, que intensificou sua ofensiva contra o governo paquistanês desde que o Exército iniciou uma grande operação em outubro contra o reduto dos militantes no WAZIRISTÃO DO SUL.

A morte do traficante mexicano ARTURO BELTRÁN LEYVA ajudará a debilitar a relação “estrutural” entre os narcotraficantes do MÉXICO e os da COLÔMBIA, afirmou hoje o diretor da Polícia Nacional colombiana, GENERAL ÓSCAR NARANJO. Ele acrescentou que o cartel dos irmãos BELTRÁN LEYVA tinha negócios com vários narcotraficantes colombianos.

Símbolo do Holocausto, o letreiro da entrada do campo de concentração de AUSCHWITZ, na POLÔNIA, com a frase em alemão “O trabalho liberta” (Arbeit machtfrei), foi roubado na madrugada de hoje. Mais de 70 policiais foram mobilizados em uma caçada aos ladrões, que ainda não foram identificados. A polícia ofereceu 1,2 mil euros para quem encontrar o objeto.

2 010       :         -         SÁBADO
Tenho muita coisa para colocar em minhas memórias. Uso a manhã para isso. Recebo várias mensagens:
Ao abrir a caixa de mensagens do meu computador encontro este e-mail do MARIANO TAGLIANETTI. Traz em anexo um bilhete sobre BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO.
Ilustre e nobre Cel. Ventura: - envio-lhe meus cumprimentos natalinos extensivos à sua família, augurando-lhes 2011  com expectativa de que todos nós possamos desfrutar de existência feliz, na medida de nossos esforços. Recebe meus cumprimentos de consideração e respeito, com alvíssaras, Mariano Taglianetti.
Bilhetes avulsos
Notável bandeirante do século XX...
A reintegração do Palácio Iguaçu, na vida política paranaense, evoca a memória de BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO. Rememoremos o passado histórico desse vulto preeminente nos acontecimentos marcantes que envolveram o Paraná após o desvirtuamento da revolução de trinta, por não haver o poder revolucionário cumprido o desígnio da Aliança Liberal, sua inspiradora, de convocar mediatamente a Constituinte que apenas realizou-se quatro anos depois, por eclosão da Revolução Constitucionalista Paulista de 32.
Constituinte de 46 desfraldou luta pela reconquista do Território do Iguaçu com libelo histórico: - “Nós paranaenses, melhor do que os outros, sentimos a arbitrariedade do Estado Novo, em toda sua plenitude, quando sem que ninguém o soubesse ou previsse, nos arrebataram uma boa parte do nosso patrimônio territorial ( ... ). Ao espanto que veio colher os paranaenses, seguiu-se a repressão preventiva contra qualquer protesto. A obrigação era achar bom e aplaudir. Não achar bom e não aplaudir já era crime. Protestar publicamente seria o maior dos crimes”. Escreve Léo de Almeida Neves : - “Munhoz da Rocha teve fulgurante desempenho como deputado federal constituinte em 1.946, cabendo-lhe o mérito da extinção do Território Federal do Iguaçu e a reincorporação dessa extensa área ao estado do Paraná. Como 1º secretário da Mesa e com discursos de plenário no Grande Expediente extravasou cultura e espírito público e conquistou sólido prestigio por todo território nacional (Gazeta do Povo 09/12/2.005)”
Eleito governador em 1.950, sucedendo a um dos períodos mais reticentes de nossa administração pública, MUNHOZ DA ROCHA preocupou-se ativamente com a integração do território paranaense. O biógrafo Vanderlei Rebelo nos dá visão do Estado anterior a seu governo: “ O PARANÁ DE 1.950 AINDA PERMANECIA PSICOLÓGICA E FISICAMENTE DIVIDIDO EM TRÊS PARANÁS: - o chamado Paraná Tradicional (Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Lapa e o litoral), politicamente consolidado nos seus laços com as origens provinciais; - o Paraná do Norte cafeicultor, vinculado aos paulistas e mineiros que o povoaram a partir dos anos 30/40; - e o Paraná do Oeste/Sudoeste, que germinava num processo inicial de colonização por catarinenses e, especialmente, gaúchos, saudosos das possibilidades que se abriam com o extinto Território do Iguaçu criado pelo Estado Novo. Estes dois últimos paranás, por suas características de nova fronteira - não no sentido de fronteira física ou política, mas do pioneirismo desbravador de novas terras -, continuavam voltados às suas representações e simbolismos de origem, desprezando, ou simplesmente desconhecendo, a idéia de agregação política do Estado como um todo único e indivisível, unificado em torno de interesses e projetos próprios”.
 No contexto de sua administração ressaltam entre outros feitos: a fundação da Copel - Companhia Paranaense de Energia Elétrica; - a  modernização do Porto de Paranaguá que por décadas facilitou a exportação da produção agrícola; - levou a efeito a construção do Centro Cívico; - dotou Curitiba de Biblioteca Pública; - deixou o Teatro Guaíra  inacabado, mas inaugurou o Guairinha.
 A profissão de fé democrática de MUNHOZ DA ROCHA é plena, em setembro de 53, quando fez profético pronunciamento por ocasião em que as pressões sobre Vargas se avolumavam: - “Não admito a solução extralegal. Para as grandes crises, e estamos vivendo uma crise (foram os movimentos grevistas que culminariam com a morte de Getúlio), a democracia encontra remédios ( ... ). Admitir o contrário seria conduzir a democracia para o suicídio e preparar a eclosão de regimes de força”.
Rafael Greca ex-prefeito, evidenciou: - “Bento Munhoz da Rocha foi grande e foi nosso. Cem anos depois de seu nascimento, pertence à nossa história, com nítida grandeza. Em 1.953 quando do centenário do Paraná, o então governador fez erguer um gigante de pedra olhando para o Oeste, na praça 19 de dezembro, em Curitiba. E nos convidou a ocupar plenamente o território. Hoje a tarefa está concluída. Num país de políticos anões, e políticas minúsculas, este gigante é sugestivo. Hoje, o gigante confunde-se com seu próprio idealizador”.
BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO foi um dos bandeirantes do século XX. Os paranaenses, estendem-lhe parafraseando Olavo Bilac, príncipe dos poetas brasileiros, a ode em que imortalizou Fernão Dias Paes Leme: - Tu cantarás na voz dos sinos, nas charruas, / No esto da multidão, no tumultuar das ruas, / No clamor do trabalho e nos hinos da paz ! / E, subjugando o olvido, através das idades, / Dentro do coração da pátria e do Paraná, viverás!
Mariano Taglianetti – adv.criminalista
Semanário Impacto Paraná 12/12/2.010
PREZADÍSSIMO MARIANO
Agradeço suas sinceras palavras, pois conheço seus princípios. Desejo mil felicidades ao senhor, em companhia daqueles que lhes são caros. Ainda tenho esperanças de que um dia iremos nos encontrar. Seu anexo sobre BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO é o retrato de um homem de bem. Nasceu em PARANAGUÁ em 17 de dezembro de 1905 e faleceu em CURITIBA em 12 de novembro de 1973. Foi deputado federal de 1946 a 1950, quando foi eleito governador do PARANÁ. Em 1955 assumiu o Ministério da Agricultura e de 1958 a 1962 foi deputado federal.
Faço questão de colocar em minhas memórias o breve relato de sua biografia. É um exemplo de vida pública a ser seguido.  
Através de mensagens encaminhadas pelo GBB recebo esta do CORONEL PM FLAMARION RUIZ:
O CSP integrado é coisa muito antiga, e ninguém tem noção exata porque não vinha acontecendo desta forma. Apenas para lembrar, em 1971, enquanto cantávamos “La Marseillaise” para o embaixador da França no Brasil, com a presença de Oficiais panamenhos, então alunos do CAO, na nossa vetusta Academia, iniciava lá o funcionamento do primeiro CSP, por obra e empenho do então Major PM DE Paulo Wilson de Oliveira Bueno, que era integrado e contava com Delegados de Polícia no seu corpo discente, além de outros dignitários do Estado. No comando geral estava o Coronel do EB Confúcio Danton de Paula Avelino, que no ano anterior, havia perpetrado a maior operação de contrapropaganda contra os grupos táticos armados que agiam na clandestinidade no Brasil, no episódio do enterro do Cap. Alberto Mendes Júnior. Realço o nome destes dois brilhantes Oficiais apenas para frisar o quanto de visão de futuro tínhamos então e o quanto nos é cobrado trabalhar para antevermos o que nossa sociedade necessita. A Polícia Militar do Estado de São Paulo, a força policial dos paulistas, é muito grande para nos darmos o luxo de esquecer de tão importantes passagens. Hoje quase todos os estados da federação tem CSP, e a maioria se dizem integrados (pela PM e PC), mas quantas tem história tão significativa?
Saudações fraternais.
Flammarion
O CORONEL PM GASPARINI leu a mensagem do CORONEL PM PANE sobre a solenidade de 10 de dezembro de 2010, onde 178 cadetes receberam suas espadas. Solicitou dados ao CORONEL PM SALVADOR BENEDITO PANE e este os forneceu nesse e-mail, que coloco hoje em minhas memórias, pois significa algo que ilustra bem o Grupo BARRO BRANCO, fazendo-se conhecer uns aos outros através da Internet.

CARO COMANDANTE GASPARINI. MEU NOME É SALVADOR BENEDITO PANE, PERTENÇO A TURMA "CIDADE DE SÃO PAULO" E DEIXAMOS O NINHO DAS ÁGUIAS PARDAS EM 25 DE JANEIRO DE 1974. RESIDO EM RIBEIRÃO PRETO E QUASE TODA MINHA CARREIRA ACONTECEU NESTA REGIÃO DO ESTADO. INICIEI MINHA CARREIRA COMO SOLDADO NA CIDADE DE SOROCABA, SENDO TRANSFERIDO APÓS PARA BOTUCATU E POSTERIORMENTE PARA OSASCO. FIZ ESCOLA DE CABO NA ENTÃO EFA. INGRESSEI NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR SENDO DECLARADO ASPIRANTE EM 1974. TRABALHEI COMO TENENTE NO 16º BPM DE ONDE FUI TRANSFERIDO PARA O 3º BPMI; UNIDADE EM QUE PERMANECI ATÉ MAJOR PM; FUI CLASSIFICADO POR EFEITO DE PROMOÇÃO NO COMANDO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE ONDE TIVE A HONRA DE TRABALHAR COM O COMANDANTE MELLO ARAUJO E COM CORONEL SUZANO COMO CHEFE DO EM. APÓS FUI TRANSFERIDO PARA O 3º BPCHQ E NOVAMENTE PARA RIBEIRÃO PRETO. FUI PROMOVIDO A TENENTE CORONEL SENDO DESIGNADO COMANDANTE DO 35BPMI E POSTERIORMENTE COMANDEI O 15BPMI (FRANCA). FUI PROMOVIDO NA INATIVIDADE EM 2003. RESIDO EM RIBEIRÃO PRETO E ESTOU SEMPRE EM PÉ E À ORDEM A TODOS OS IRMÃOS DE FARDA E ALMAS.
PANE/74 - TURMA CIDADE DE SÃO PAULO

GASPARINI responde à mensagem do PANE:
Caro irmão Pane, um abraço fraterno. Agradeço haver enviado seu histórico, que me fez sentir orgulho, ainda mais, de pertencer à imensa família dos bons Oficiais da PM. Completei meu tempo de serviço em 1986, sendo transferido para a Reserva em fevereiro daquele ano. Após haver comandado, como Cel, o CPAM 3, fui colocado à disposição da Comissão da Lei de Guerra, por indicação de meu antecessor, onde servi até a reforma. Talvez tenhamos nos "cruzado" nos corredores ou cerimônias, mas creio que a diferença de idade (sou Aspirante de 1956), tenha contribuído para não nos conhecermos melhor, à época. Mas estou feliz por conhece-lo agora. Tenho forte ligação com Ribeirão Preto: 1) Os dois Coronéis Gasparini, de Ribeirão, seguramente são meus parentes,  pois os italianos vieram juntos (meu avô e o deles) para o interior de São Paulo; 2) fui ajudante de ordens do Cel José João Batal, na época Cmt Geral, que possuía uma propriedade aí no Bomfim (se não me engano), arredores de Ribeirão; 3), meus diletos companheiros, recém falecidos, Luiz Carlos Perez e Ricardo Armando Alves, sempre foram mais um elo de ligação com essa generosa gente de Ribeirão Preto; 4) chegamos, tempos atrás, a fazer uma "reunião da turma" liderada por esses dois ilustres ribeiropretanos. Como vê, saudades não me faltam...Mais uma vez o abraço, desejando Feliz Natal e ótimo 2011 a vc e à sua família.
Pedro Francisco Gasparini
PS Também estamos atentos, aqui em BELO HORIZONTE, para qualquer eventualidade: é só contactar
R Palmira 77, ap 201 - Belo Horizonte – MG
(31)3287-1445
CEP 30220-110

Pelo menos quatro homens armados assaltaram hoje às 19:15 horas, a joalheria CASA TOKYO do SHOPPING PLAZA SUL, na zona sul da capital, e levaram peças da vitrine. Um segurança foi baleado no ombro, na entrada do shopping. O tiro gerou tumulto. O estabelecimento estava lotado por causa das compras de Natal. O vigia foi levado para o Hospital ARTUR RIBEIRO SABOY, mas até as 23 horas não havia informação sobre o seu estado de saúde. Os bandidos fugiram em um CORSA e uma FIORINO. Um carro de policiamento encontrou o CORSA e houve troca de tiros. Um dos bandidos foi baleado, mas conseguiu fugir ao tomar um ônibus.

Quatro acusados de envolvimento no desaparecimento de ELIZA SAMÚDIO, de 25 anos, ex-amante do goleiro BRUNO FERNANDES, foram libertados hoje pela madrugada. A ex-mulher do goleiro, DAYANNE RODRIGUES DO CARMO SOUZA, a outra amante do jogador, FERNANDA GOMES DE CASTRO, o caseiro ELENILSON VITOR DA SILVA e WEMERSON MARQUES DE SOUZA, o COXINHA, tiveram as prisões preventivas revogadas pela Justiça. Os quatro foram absolvidos da acusação de assassinato de ELIZA pela juíza MARIXA FABIANE LOPES, do Tribunal do Júri de CONTAGEM, na região metropolitana de BELO HORIZONTE. Eles foram presos em julho, durante as investigações em torno do desaparecimento da jovem. Apesar de terem sido absolvidos da acusação de assassinato, o quarteto ainda será julgado por seqüestro e cárcere privado do bebê de ELIZA, filho de BRUNO. Para a polícia e a promotoria, a disputa pela paternidade foi a razão da morte de ELIZA, cujo corpo nunca foi achado. FERNANDA é acusada também de envolvimento no seqüestro e cárcere privado. Os quatro não podem sair de MINAS GERAIS.

Uma missa em memória do jornalista TIM LOPES foi realizada hoje no COMPLEXO DO ALEMÃO, na zona norte do RIO – oito anos depois de o local ser palco da morte do profissional. Cerca de 80 pessoas compareceram. Para a irmã, TÂNIA LOPES, “foi um marco”. Antes da pacificação, atos em homenagem a ele eram proibidos. ARCANJO ANTONINO LOPES DO NASCIMENTO foi torturado e morto na Comunidade da GROTA, a mando de ELIAS MALUCO, ao ser flagrado com câmera escondida.

Hoje pela manhã, uma mulher foi estuprada após ser abordada em um ponto de ônibus em TAUBATÉ, no VALE DO PARAIBA. Ao conseguir fugir, ela ligou para o marido pelo celular, que, acompanhado por colegas, identificou e alcançou o estuprador fugindo de bicicleta pela contramão da VIA DUTRA. Na abordagem, o estuprador caiu numa valeta e foi linchado pelo grupo. Só então a polícia foi chamada e o levou ao pronto-socorro. A mulher também está internada.

A Polícia Federal prendeu nesta manhã o prefeito de MACAPÁ, ROBERTO GÓES, que é acusado de ocultar e destruir provas para atrapalhar investigações sobre desvios de recursos da UNIÃO, irregularidades em licitações e contratações fraudulentas. GÓES foi preso por volta das 7 horas, em sua casa. Estava prevista para hoje sua transferência para a superintendência da Polícia Federal em BRASÍLIA, onde, depois de ser ouvido, deverá ser transferido para o presídio da PAPUDA – local onde um de seus assessores na prefeitura, LUÍS ADRIANO FERREIRA, está preso desde o dia 25 de outubro. O mandado de prisão preventiva cumprido hoje contra GÓES foi expedido pelo ministro OTÁVIO NORONHA, do Superior Tribunal de Justiça. A prisão do prefeito é desdobramento da OPERAÇÃO MAOS LIMPAS, deflagrada em 10 de setembro. 

Faleceu aos 101 anos o comerciante ENRICO FURIO DOMINICI. Assim que chegou ao RIO DE JANEIRO com a esposa, dois filhos e um contêiner repleto de luminárias trazidas direto de BOLOGNA, ITÁLIA, o comerciante italiano ENRICO FURIO DOMINICI já pensava na maneira de como vendê-la em terras brasileiras. Era o ano de 1946 e, para concretizar o negócio, alugou dois quartos no Hotel COPACABANA PALACE e em um deles montou um mostruário dos produtos. Depois, procurou arquitetos para mostrar as mercadorias de design considerados inovadores para a época. “A vibração deles foi inevitável”, recorda o filho MARCO, da história que seu pai lhe contou. Em apenas um ano depois de um começo difícil, ENRICO vendeu tudo o que trouxe. Ao perceber o potencial de suas luminárias e também a grandiosidade comercial que a cidade de SÃO PAULO já obtinha, mudou-se no mesmo ano para a capital. Na Rua XAVIER DE TOLEDO, região central, montou a primeira loja DOMINICI. Mesmo caras para a época, as luminárias de cristais de ENRICO tiveram grande sucesso na cidade, a ponto de receber cumprimentos do arquiteto OSCAR NIEMEYER pelo negócio. Na década de 1980, passou o comando de suas lojas para os três primeiros filhos e partiu com a segunda esposa e o mais novo, do segundo casamento, para FLORIANÓPOLIS, em SANTA CATARINA. “Ele buscava qualidade de vida e também queria ficar perto de uma de suas paixões, o mar”, conta o filho MARCOS. ENRICO morreu hoje em FLORIANÓPOLIS. Deixa a viúva, quatro filhos, netos e bisnetos.  

Faleceu ELIAS BENTO DE LUNA, aos 90 anos, vítima do Mal de PARKINSON. Aos sair aos 18 anos de ALAGOA NOVA, na PARAÍBA, ELIAS BENTO queria construir uma vida com melhores oportunidades, que o Nordeste, na época, não oferecia. Empregou força e suor para mudar o próprio destino e trabalhou duro na construção de duas grandes obras do país: o MARACANÃ e o projeto piloto de BRASÍLIA. Mas foi SÃO PAULO que ele escolheu para viver. ELIAS sempre de destacou pelo vigor intelectual. Aprendeu a ler sozinho e fazia questão de ensinar os colegas nas horas vagas. Gostava de ler e, esse ano, conseguiu receber o diploma do ensino fundamental.Neste ano, conseguiu receber o diploma do ensino fundamental. ELIAS faleceu neste sábado. Nasceu em 1920. 

Morreu o escrivão de polícia ROBERTO LOSCHI FILHO, aos 82 anos. Escrever um boletim de ocorrência sempre foi para o policial LOSCHI uma arte. O bom trato com a gramática o destacavam. Por anos, desde que entrou para a polícia na década de 1960, foi policial bom de letra dos 39º DP, na VILA GUSTAVO, e 38º DP, na VILA EMA, ambos na zona norte. A região onde também sempre viveu desde que se mudou de TAUBATÉ, no VALE DO PARAÍBA, para a capital. Desde que se aposentou em 1983, a vida de ROBERTO era dedicada à pesca em UBATUBA e também a estudar ufologia.

O MAZEMBE, da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO, chegou ao ZAYED SPORTS CITY, hoje, em ABU DABI, ovacionado pelo público e com total apoio do torcedor local e dos brasileiros que lá estavam para apoiar o INTENACIONAL de PORTO ALEGRE. O sonho dos africanos de ganhar o inédito título mundial, no entanto, foi facilmente anulado pela competência tática da INTERNACIONALE DE MILÃO, que fez 3 a 0, sem sofrimento, ficou com a Taça do MUNDIAL DE CLUBES e fechou o ano “mais perfeito” de sua história. A INTER obteve sua quinta conquista desde o início da temporada 2009/2010. Antes, havia levado a COPA DOS CAMPEÕES, o CAMPEONATO ITALIANO, a COPA ITÁLIA e a SUPERCOPA ITALIANA. Foi o terceiro título mundial do clube de MILÃO, que quebrou jejum de 45 anos. O MAZEMBE, que havia derrotado o INTER brasileiro na semifinal, sai no lucro do torneio. Afinal, deixou de ser um clube desconhecido, ganhou os holofotes e ficou com o honroso vice-campeonato. A equipe perdeu, sobretudo, pela fragilidade tática.
O INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE não conseguiu apagar a decepção da derrota para o MAZEMBE por 2 a 0 na semifinal, mas, se serve de consolo para seu torcedor, que mais uma vez incentivou o time em ABU DABI, a equipe teve atuação mais consistente, venceu o SEONGNAM por 4 a 2 e garantiu o terceiro lugar no MUNDIAL DE CLUBES da FIFA.     

Os principais aeroportos da GRÃ-BRETANHA, de GATWICK e HEATHROW, foram obrigados a fechar todas as pistas hoje por causa da forte nevasca que atingiu o continente europeu desde a sexta-feira, dia 17 de dezembro. Na ALEMANHA, cerca de 450 voos foram cancelados. E aeroportos da DINAMARCA, SUÍÇA e da HOLANDA também registraram cancelamentos e atrasos. 

2 011     :      -        DOMINGO
Faço a revisão do dia 18 de dezembro. Isso é demorado. Mais tarde atualizarei também o blog. Senhor ALFREDO PIRES telefona-me para desejar Feliz Natal.
Pela Internet vejo que os nossos presidentes de núcleos de correspondência estão firmes em seus blogs; ,mantém diálogos entre eles e me mandam as mensagens:
Prezado Irmão em Armas ERIC
Notável o seu entusiasmo não só teórico como prático, você está fazendo acontecer nos propósitos de divulgação dos marcos históricos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Realmente, o Prof. BIAJONE mais uma vez estava com a razão quando nos disse sobre um jovem que iria representar ITAPIRA e que com certeza iria dar grandes alegrias à SOCIEDADE VETERANOS DE 32/MMDC.
Continue assim, valente ERIC, que só terá a ganhar, ainda mais, no desenvolvimento do caráter e da personalidade, pois, jovens iguais a você estão em falta, infelizmente, no meio social paulista e brasileiro.
COESÃO E DISCIPLINA E ÀS ARMAS!!
EGYDIO
1808:05DEZ2011

Saudações caros companheiros!
Neste final de semana, vamos apresentá-los duas fotografias raras, da "Linha de Tiro da Escola de Instrução Militar -E.I.M. - 282."
http://nucleommdcitapira.blogspot.com/2011/12/linha-de-tiro-eim-282-itapira.html
É, basicamente, a fotografia mais antiga de alguns membros dos Batalhões de Itapira e Mogi Mirim, que, no ano seguinte, lutariam no maior conflito armado da História do Brasil e da América do Sul.
Continue participando de nosso Blog! Siga-nos! Comente! Divulgue!
SE VOCÊ, DE ITAPIRA, MOGI MIRIM, MOGI GUAÇÚ, AMPARO, OU DA REGIÃO DA BAIXA MOGIANA E CIRCUITO DAS ÁGUAS, QUE TEVE UM AVÔ, BISAVÔ, PAI, OU ALGUM PARENTE OU CONHECIDO QUE LUTOU NA GUERRA PAULISTA, FAVOR ENTRAR EM CONTATO CONOSCO, SUAS INFORMAÇÕES SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.
http://nucleommdcitapira.blogspot.com
Núcleo de Correspondência Cel. Francisco Vieira
Sociedade Veteranos de 1932/MMDC
"Por São Paulo e Pelo Brasil!"
Itapira-SP
Respondo ao ERIC:
CARO ERIC
Muito bom o seu trabalho. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC só tem a agradecer pela colaboração que você está prestando na divulgação do Movimento Constitucionalista de 1932.

O veneno do BARÇA também matou o SANTOS. E sua ação foi rápida, porque em menos de 25 minutos o time de MURICY já tinha de transformado em mais uma presa devorada pela máquina de PEP GUARDIOLA. Os 4 a 0 no placar e os 71% de posse de bola mostram de maneira clara o tamanho da superioridade da equipe espanhola.
Como era esperado, a BOLA DE OURO do MUNDIAL, prêmio oferecido pela FIFA ao melhor jogador da competição, acabou nas mãos de LIONEL MESSI. O argentino levou pânico à defesa do SANTOS com as suas arrancadas e marcou dois gols na decisão. Eleito também o melhor jogador da partida de hoje, MESSI ganhou por isso um carro da empresa que patrocina o torneio. Ele já havia faturado esses dois prêmios em 2009, quando marcou na prorrogação o gol da duríssima vitória por 2 a 1 sobre o ESTUDIANTES na decisão – naquela ocasião, o MUNDIAL foi disputado nos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. A BOLA DE PRATA, prêmio para o segundo melhor do torneio, foi ganha pelo meia XAVI, o “gerente” do BARÇA. Além de ter comandado o toque de bola de sua equipe contra o SANTOS, o baixinho espanhol deu a assistência para o primeiro gol e marcou o segundo do time campeão. NEYMAR levou a BOLA DE BRONZE, já que foi eleito o terceiro melhor do MUNDIAL, apesar de quase nada ter feito hoje.
Aproximadamente cinco mil torcedores compareceram à VILA BELMIRO para acompanhar pela tela do placar eletrônico a decisão do MUNDIAL, mas boa parte desses torcedores foi embora no intervalo, quando a partida já estava 3 a 0 para o BARCELONA. Na saída do estádio, a maioria culpava o esquema com três zagueiros armado MURICY RAMALHO pelo fracasso do time. Uma grande quantidade de torcedores se reuniu na sede da TORCIDA JOVEM, em SÃO PAULO, e lá a decepção também foi enorme.

Com uma excelente atuação coletiva e destaques individuais, a Seleção Brasileira feminina venceu hoje, de virada, no PACAEMBU, a DINAMARCA por 2 a 1 e se sagrou campeã do 3º TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE SÃO PAULO. Mais do que uma vitória, e o conseqüente título, as jogadoras brasileiras conseguiram saborear uma doce vingança sobre o time que as havia vencido na quinta-feira, dia 15, por 1 a 0. O destaque da partida dessa vez não foi MARTA, mas sim ÉRIKA, autora dos dois gols do BRASIL.

Um crime brutal ocorrido neste final de semana em NOVA YORK chamou a atenção da mídia nos ESTADOS UNIDOS. Na tarde de ontem, uma idosa de 73 anos voltava das compras quando foi encurralada por um homem dentro do elevador do prédio onde morava (no bairro de BROOKLYN) e queimada viva. A vítima era DOLORIS GILLESPIE, de 73 anos. Segundo PAUL BROWNE, um porta-voz da polícia de NOVA YORK, ela estava voltando ao seu apartamento no 5º andar, mas o algoz já a esperava em frente à porta do elevador. Duas câmeras de segurança filmaram o crime e, segundo a polícia, o acusado alega que estava com raiva porque a idosa lhe devia 2 mil dólares. As imagens mostram o acusado, JEROME ISAAC, de 47 anos, vestido como exterminador de insetos, com jaqueta preta, usando luvas cirúrgicas e com uma mascar de proteção branca apoiada no alto de sua cabeça com um par de óculos de sol. Nas costas, o homem carregava uma espécie de galão de combustível conectado ao que parece um bico de borrifador (o qual segurava) enquanto entra no elevador. No vídeo, as portas do elevador se abrem quando o criminoso entra no elevador e dispara um jato de gasolina diretamente no rosto da idosa. GILLESPIE, que tinha sacolas com compras de supermercado nos braços, se vira de costas e agacha para tentar se proteger, mas ISAAC continuou encharcando metodicamente todo o corpo e as sacolas. Enquanto ela recua para o fundo do elevador, ISAAC pega um isqueiro de churrasco e acende um pedaço de pano em coquetel molotov – provocando fumaça suficiente para encher o elevador. O criminoso faz uma pausa de alguns segundos e joga a garrafa flamejante, que explode em cima dela e congela as imagens. O ataque ocorreu por volta das 16 horas e durou cerca de um minuto. Os vizinhos, percebendo a fumaça (mas sem saber que a mulher estava queimando até a morte no elevador), chamaram os bombeiros, que evacuaram o prédio. Enquanto isso, ISAAC foi para seu apartamento (há poucos quarteirões dali) e iniciou outro incêndio, antes de se entregar à polícia.

Morreu neste domingo, aos 60 anos, vítima de um infarto fulminante, o fotógrafo JOÃO BITTAR. Seu corpo está sendo velado no Cemitério do ARAÇÁ e segue, às 8horas da segunda-feira, dia 19, ao crematório de VILA ALPINA, em SÃO PAULO. BITTAR, nascido em 14 de março de 1951, começou a fotografar aos 17 anos. Nesses mais de 40 anos de profissão, passou por veículos como FOLHA DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO, VEJA, ÉPOCA, EXAME, GAZETA MERCANTIL e outros. Desde 1985, comandava a Agência ANGULAR FOTOJORNALISMO, fundada por ele e com sede em SÃO PAULO, e dava curso de fotojornalismo. Deixa a mulher, a fotógrafa HELOÍSA BALLARINI, e três filhos.

MILTON VASCONCELOS FILHO, MILTINHO, como era chamado carinhosamente, trabalhava como chefe de cerimonial do ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA. Ele morreu hoje em CAMPINAS durante a inauguração de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no bairro JARDIM ELEONOR, evento que contava com a presença do ministro. Uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) o socorreu e paramédicos tentaram reanimá-lo durante quinze minutos, mas MILTINHO não resistiu. Ele nasceu na cidade de BATALHA, no PIAUÍ, em 1976. Amigos e colegas destacaram que o bom humor era a sua marca.

Equipes de resgate continuaram procurando (até a noite deste domingo) por mais de 800 pessoas que permanecem desaparecidas no sul das FILIPINAS, após a passagem do tufão WASHI. Uma série de enchentes repentinas e desmoronamentos já mataram mais de 650 pessoas (por afogamento ou soterramento). Grande parte das vítimas estava dormindo em suas casas quando elas foram inundadas pela tempestade ou soterradas e destruídas por deslizamentos. Algumas pessoas chegaram a ser arrastadas para o mar. As cidades de CAGAYAN DE ORO e ILIGAN na costa norte da ILHA DE MINDANAO foram as mais atingidas pelas enchentes provocadas pelo tufão.  Imagens de televisão mostraram carros suspensos em muros ou destruídos nas ruas de CAGAYAN DE ORO enquanto residentes locais, sujos de lama, tentavam encontrar o que sobrou de suas casas. Em setembro deste ano o país já havia sido abalado pelos tufões NESAT e NALGAE, que assolaram as FILIPINAS com uma pequena diferença de dias entre eles e mataram mais de cem pessoas.

No fim de semana que marcou a retirada das últimas tropas americanas do IRAQUE – celebrada hoje entre a população, após os soldados dos EUA deixarem o país na direção do KUWAIT, no amanhecer – sinais da crescente tensão religiosa iraquiana já se mostravam evidentes. No sábado, o bloco sunita suspendeu sua participação no Parlamento do país e acusou o primeiro-ministro xiita NURI AL-MALIKI de concentrar o poder e não cumprir promessas de formar um governo de coalizão. Orquestrada pelo ex-premiê IYAD ALLAWI, a manobra do bloco IRAQIYA intensifica o empurra-empurra político entre xiitas, sunitas e curdos que compõem o frágil governo de poder compartilhado. Muitos sunitas se sentiram marginalizados pelo último governo e pela ascensão da maioria xiita ao poder após a deposição de SADAM HUSSEIN, com a invasão americana de 2003. O último comboio americano deixou o IRAQUE em direção ao KUWAIT em uma operação envolta em segredo. Em MOSSUL, no norte iraquiano, o confeiteiro MUHANNAD ADNAN disse que a venda de bolos foi acima do normal, pois muitos iraquianos comemoravam a saída dos EUA dando festas em suas casas. Durante a manhã, uma bomba escondida embaixo de uma pilha de lixo explodiu em uma região xiita do leste de BAGDÁ. Duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas.

Cerca de oito mil pessoas protestaram hoje em MOSCOU e SÃO PETERSBURGO contra eleições parlamentares que teriam sido “fraudadas” para dar vitória ao partido governista de VLADIMIR PUTIN. Os levantes dão seqüência a uma onda de protestos que varreu a RÚSSIA na semana passada – depois de observadores afirmarem que houve fraude nas eleições vencidas pelo partido de PUTIN. Uma das manifestações em MOSCOU foi organizada pelo Partido Comunista Russo, que ficou em 2º nas eleições.

O ex-presidente checo, dramaturgo e símbolo da REVOLUÇÃO DE VELUDO, VACLAV HAVEL, morreu neste domingo, em sua casa, no norte da REPÚBLICA CHECA. Acompanhado de sua mulher, DAGMAR, o líder da luta anticomunista morreu enquanto dormia – ao final de uma longa batalha contra problemas respiratórios que já se manifestaram nos anos 1990, quando teve de se submeter a uma cirurgia de câncer no pulmão. Em sua homenagem, TIMOTHY GARTON ASH, amigo particular de HAVEL e autor do livro THE MAGIC LANTERN, um relato das REVOLUÇÕES DE VELUDO, de 1989 – e de várias outras obras sobre o abandono do comunismo na EUROPA, escreveu um texto com o título “PERDE A EUROPA”. Com as mãos zunindo como duas hélices, VACLAV HAVEL caminha a passos curtos e rápidos pelo salão de espelhos no Teatro da LANTERNA MÁGICA, quartel-general da REVOLUÇÃO DE VELUDO. Essa figura atarracada, ligeiramente curvada, usando jeans e suéter, para por um instante e começa a me falar de algumas “importantes negociações”, três frases e desaparece. Ele me dá um sorriso de desculpas , como se dissesse: “O que fazer?”. Ele sempre se expressou como um crítico irônico observando o teatro da vida, mas ali, na LANTERNA MÁGICA, em 1989, ele era o principal ator e diretor de uma peça que mudou a história. VACLAV HAVEL foi um personagem que definiu a EUROPA do século 20. Não era apenas um dissidente, mas o epítome do dissidente, como entendemos este termo em sua origem. Não foi somente o líder de uma revolução de veludo, mas o líder da Revolução de Veludo original, aquela que forneceu um rótulo que foi usado em muitos outros protestos em massa, não violentos, a partir de 1989.       

O veterano ator de cinema e televisão DAN FRAZER morreu neste domingo, em sua casa, em NOVA YORK. Mais conhecido por seu papel como CAPITÃO FRANK McNEIL na série de TV dos anos 1970, KOJAK, o norte-americano tinha 90 anos e sofreu um ataque cardíaco. Ele participou de filmes como DESCONSTRUINDO HARRY, de WOODY ALLEN, e de seriados como LAW AND ORDER.

2 012    :     SEGUNDA-FEIRA
Depois das nossas últimas participações em eventos pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que neste ano somaram 140 solenidades, algo que me surpreende nessa avaliação de desempenho, vamos agora atravessar dias mais tranqüilos, muito embora ainda tenha uma viagem marcada para ITAPETININGA na próxima quinta-feira.
Almoçamos com amigos de longa data no MMDS e conversamos a respeito da Sociedade que reservou muita coisa boa para todos nós. Mais tarde recebo a visita de SÍLVIA, do MOVIMENTO PAULISTA. Vem ela explicar o programa “PRIUNI”, envolvido em bolsas de estudos UNINOVE e possível ligação com o MMDC em estágios de alunos.
Cumprimentamos a MARINEI, que se encontra de férias e que hoje está aniversariando. Ela faz muita falta à Sociedade. Tenho recebido documentos do MMDC, que são controlados por ela. Um deles diz respeito ao nosso associado PAULO SÉRGIO DOS SANTOS.
O TENENTE PM ROGÉRIO, da área centro, esteve afastado por motivo de uma intervenção cirúrgica. Telefona-me para combinar a colocação de uma fechadura automática na Sociedade, amanhã, à tarde. Não vou permanecer muito tempo no MMDC. Por volta das 16 horas resolvo retornar para casa, uma vez que ameaça mudar o tempo e chover.

Uma colisão entre dois trens deixou 30 pessoas feridas nesta manhã na Estação FRANCISCO MORATO da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O acidente, que parou a LINHA 7 – RUBI, é a 28ª falha grave do ano no sistema ferroviário, segundo a própria empresa, controlada pelo governo do Estado. Por volta das 5:30 horas, uma composição vazia bateu em outra que estava parada, já com passageiros, na plataforma. O trem vazio ia no sentido da Estação da LUZ, no centro de SÃO PAULO. Em depoimento à Polícia Civil, o maquinista alegou ter sofrido um mal súbito no momento da ocorrência. O serviço no ramal só voltou à normalidade mais de cinco horas depois da colisão.   

Depois de consumir 120 mil reais e oito meses de trabalho de parlamentares e assessores, a CPI DO CACHOEIRA aprovou hoje, entre protestos de que tudo virou “presepada” e “piada”, um relatório de uma página e meia sem apontar ninguém como suspeito de integrar ou participar do grupo do contraventor já condenado a quase 40 anos de prisão por comandar um esquema de jogos ilegais apoiados por agentes públicos.

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou dois organizadores de um baile funk do PCC a mais de 20 anos de reclusão. O objetivo da “NOITE DO PANCADÃO” de MIRASSOL, a 453 km da capital, era vender drogas e arrecadar dinheiro para a facção. O evento, realizado em uma chácara em 22 de março de 2008 e organizado de dentro de duas penitenciárias, terminou com a apreensão de 40 adolescentes e a prisão de quatro detentos que estavam em saída temporária. Na ocasião, foram apreendidos 120 papelotes de crack, maconha e cocaína.

O presidente do IRAQUE, JALAL TALABANI, de 79 anos, foi internado às pressas em um hospital de BAGDÁ após sofrer um acidente vascular cerebral, aumentando as incertezas sobre o futuro político do país, um ano após a retirada das tropas americanas. Segundo fontes do governo iraquiano, o estado de saúde do presidente é “crítico, mas estável”. Em comunicado, o gabinete da presidência informou inicialmente que TALABANI tinha sido hospitalizado na noite de segunda-feira com sinais de fadiga. Um anúncio posterior informou que exames médicos mostraram o endurecimento das artérias, o que aumento o risco de AVC. “O presidente foi para o hospital tarde da noite após sofrer um acidente cerebrovascular”, assegurou à REUTERS um funcionário de alto escalão do governo. O primeiro-ministro NURI AL-MALIKI e outras autoridades visitaram TALABANI no hospital hoje. Ele está sendo tratado no maior complexo hospitalar de BADGÁ, cercado por soldados desde sua internação. Equipe médicas da ALEMANHA e GRÃ-BRETANHA eram esperadas para avaliar a gravidade do estado de saúde do presidente e a possibilidade de ele ser transferido para o exterior. Segundo a Constituição iraquiana, em caso de morte o Parlamento deve eleger novo presidente curdo, uma vez que os dois cargos de vice-presidente são ocupados por muçulmanos, um sunita e outro xiita. TALABANI é visto por muitos iraquianos como um conciliador em um país dividido por conflitos étnicos e sectários.

Rebeldes sírios conseguiram hoje tomar o campo de refugiados palestinos de YARMOUK, a cerca de três quilômetros do centro de DAMASCO, após dias de intensos confrontos. Atiradores palestinos leais ao ditador sírio, BASHAR ASSAD, foram expulsos do local pelos insurgentes, segundo testemunhas, e o campo foi bombardeado por forças do ditador. O avanço sobre YARMOUK soma-se a uma onda de vitórias, militares e políticas, dos rebeldes sírios nas últimas semanas. O regime ASSAD perdeu controle das instalações do Exército em vários pontos da SÍRIA, enquanto potências ocidentais e países árabes anunciaram que reconheciam a Coalizão Nacional Síria – aliança que reúne vários grupos da oposição – como legitimo representante do povo sírio. Só entre segunda-feira e hoje, mais de mil refugiados palestinos teriam cruzado a fronteira com o LÍBANO em razão da violência na SÍRIA. Um palestino de YARMOUK afirmou à agência REUTERS que 70% dos moradores do campo abandonaram suas casas e seguiram rumo ao LÍBANO. A piora nos confrontos na capital fez a RÚSSIA decidir hoje enviar navios de guerra para retirar parte de seus cidadãos da SÍRIA. Juntamente com o IRÃ, MOSCOU é a principal aliada de DAMASCO e vem impedindo que o Conselho de Segurança das Nações Unidas tome medidas contra o regime ASSAD. Ainda hoje, RICHARD ENGEL, um dos mais conhecidos repórteres da rede americana NBC, e três integrantes de sua equipe conseguiram escapar após cinco dias seqüestrados. A equipe de reportagem escapou depois que os milicianos foram surpreendidos por rebeldes em um posto de controle. Em meio ao confronto, dois dos seqüestradores teriam morrido. Os quatro jornalistas escaparam ilesos. ENGEL afirmou que os captores queriam trocá-los por iranianos em poder de rebeldes.

O governo venezuelano rompeu nesta noite dois dias de silêncio sobre a saúde do presidente HUGO CHÁVEZ para anunciar que o líder bolivariano teve uma infecção respiratória na segunda-feira, dia 17 e está em condição “estável”. Segundo o ministro da Comunicação, ERNESTO VILLEGAS, CHÁVEZ deve “guardar repouso absoluto” e passará por “tratamento rigoroso” nos próximos dias. No boletim de um minuto divulgado às 19:30 horas, por instrução do vice-presidente NICOLÁS MADURO, o ministro ponderou que a infecção “é uma das seqüelas que ocorrem com mais freqüência depois de cirurgias delicadas”. CHÁVEZ foi operado no dia 11 pela quarta vez em razão de um câncer na região pélvica diagnosticado há 19 meses. O comunicado terminou dizendo que o presidente “mantém suas funções vitais”. Hoje, o irmão do presidente, ADÁN CHÁVEZ, governador reeleito no dia 16, domingo, afirmou que embarcaria durante a tarde para CUBA. A presidente DILMA ROUSSEFF telefonou hoje para MADURO e perguntou sobre a saúde de CHÁVEZ. O vice-presidente disse que ele está se recuperando da cirurgia e DILMA desejou a CHÁVEZ “pronto restabelecimento”. Ela também parabenizou MADURO pelo resultado das eleições de domingo, dia 16.

2 013     :    -     QUARTA-FEIRA
A sessão solene de ontem na Assembléia Legislativa, proposta pelo Deputado Estadual ED THOMAS, veio coroar os esforços do novo Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC  “MMDC IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32”, com a primeira entrega das medalhas criadas por força do Decreto 59 908, de 6 de dezembro de 2013. Firma-se com isso a criação do Núcleo e seu reconhecimento no Estado de SÃO PAULO. Mas, nem bem isso tenha acontecido surge uma viagem para SERTÃOZINHO, a fim de entregar, amanhã cedo, medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO naquela cidade. Deverei viajar nesta noite para SERTÃOZINHO e por lá ficarei o dia 19, pois no dia 20 teremos uma solenidade em RIBEIRÃO PRETO, área do CPI-3. Serão, talvez, os últimos eventos de 2013. Esse ano superou 2012. No ano passado tivemos 140 solenidades e, em 2013, ultrapassamos 200.
Nesta manhã, onde não estou bem de saúde, procuro atualizar o dia 18 de dezembro. Minhas memórias estão atrasadas de vários dias face toda essa correria pela Sociedade.
Ainda vou para a Sociedade Veteranos de 32, onde aguardo, em vão, a chegada do SARGENTO TARCÍSIO, que ficou de trazer os diplomas das medalhas que serão entregues em SERTÃOZINHO e RIBEIRÃO PRETO. Pela Internet, recebo algumas mensagens:
Queridos Irmãos, Amigos e Aspirantes de 1963
Foi uma extraordinária honra, após mais de 50 anos, eu ter passado algumas horas com vocês durante a comemoração e almoço do nosso “Jubileu de Ouro”.
Horas alegres, descontraídas, festivas, “matadoras” de saudades...
Horas fantásticas de amizade, carinho, consideração, respeito...
Horas em que voltamos ao tempo e nos sentimos como cadetes de um passado que longe se vai, mas que, nas nossas cabeças, ontem aconteceu.
Muito obrigado pela alegria que vocês, suas esposas e filhos me proporcionaram.
Jamais esquecerei. 
Aproveito a oportunidade para desejar a todos, e respectivas Famílias, um magnífico Natal e um Próspero Ano Novo.
Deus os abençoe.
Giraldi

ESTIMADO GIRALDI
Quero colocar no meu blog o seu pronunciamento.
Renovo a você nossas esperanças de um Ano Novo pleno de grandes realizações. Um NATAL maravilhoso para você e seus familiares.
O reencontro depois de 50 anos foi algo fantástico. Pena são as baixas causadas na turma, embora seja normal acontecer mortes e doenças em todo esse tempo. O difícil é entender os desígnios de Deus, mas devemos nos conformar com tudo isso. Causou muita tristeza para mim a situação do PAZELLI e do DALMIRO

Caríssimo Cel. VENTURA boa noite !
A reunião foi razoavelmente proveitosa. Houve presença significativa todavia não chegou-se a consenso para composição dos membros diretores. Haverá nova oportunidade nesse sentido talvez em próxima reunião a ser convocada após as festas. Teremos que superar o impasse. Que venha 2014!  A expectativa será renovada.
Com apreço, Mariano.

ESTIMADO MARIANO
Na sessão solene de ontem, na Assembléia Legislativa, anunciei aos presentes, por ocasião da entrega das honrarias do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA - HERÓIS DE 31, a reunião que estava acontecendo, ou que já teria acontecido em CURITIBA.
Também ontem houve contato de amigos do RIO GRANDE DO SUL, que estão se articulando em torno de uma parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
2013 vai terminar com as expectativas de grandes acontecimentos para o ano que está surgindo.
Meus votos de FELIZ NATAL a todos os seus familiares e, em especial, a você. Tenho certeza de que 2014 será um ano de realizações significativas. Em 2012 fizemos 140 solenidades e achei muito. Pois em 2013 suplantou o número de duzentos eventos

Carissimo SD PM OLIVEIRA
(com copia para CEL VENTURA)
Acabo de receber sua mensagem e fiquei feliz em ver o 21° NC fundado e em funcionamento. Apenas gostaria se o Núcleo teve a autorização do presidente da Sociedade CEL VENTURA para ser aberto e funcionar como 21° NC. Se SIM, solicito que leiam o seguinte documento na integra http://mmdc.itapetininga.com.br/nc_original.pdf para saber se fato o núcleo de vocês é NC ou talvez um NB (núcleo base) pois a estrutura que vocês possuem é de NB (presidente, vice, tesoureiros, etc), o que um NC foi criado justamente para não possuir. Por favor, leiam o documento que vai nesse link.
Enorme abraço e no contato
prof. BIAJONE
Dez 17, 2013
2013/12/17 Vigesimo Quinto Batalhao Metropolitano <mmdcitapecerica@gmail.com>
Boa Tarde, sou o Sd PM Oliveira lotado no 25º BPM/M situado em ITAPECERICA DA SERRA.
Sou o responsável por atualizar o Blogger MMDCITAPECERICA.BLOGSPOT.COM.BR que contém publicações sobre o Núcleo da Sociedade de Veteranos de 32 MMDC de Itapecerica da Serra e região "Geraldo Faria Marcondes" criado em 11 de Dezembro de 2013.
Notei que cada blogger contém um número e que esse vai até 20, notei também que todos os outros bloggers contém os links do 1º ao 20º gostaria de saber como fazer parte.
Desde de já agradeço.
Sd PM Oliveira
Aux. P/5
25º BPM/M
Por volta das 17:30 horas, já em casa, chegam os PMs AZEVEDO e GILBERTO, do 43º BPMI, que irão me conduzir a SERTÃOZINHO. O AZEVEDO já é nosso conhecido. Ele me conduziu em 23 de setembro àquela cidade, pela primeira vez. A saída de GUARULHOS, até chegar à VIA DUTRA, é demorada por causa do trânsito. Tudo continua complicado até atingirmos a VIA ANHANGUERA. A viagem é muito demorada. Apenas paramos num restaurante GRAAL para tomar um café. Chegamos no Hotel BELO HORIZONTE, onde vou ficar hospedado, quase por volta da meia-noite. Amanhã virão me buscar para a solenidade de entrega das Medalhas ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
O SARGENTO TARCÍSIO encaminhou os diplomas das medalhas e o PM AZEVEDO deixa isso comigo. Verifico que falta a assinatura do Secretário do Conselho das Medalhas em todos os diplomas, que, inclusive, precisam ser registrados. Ainda nesta noite, no Hotel BELO HORIZONTE, sem sono, vou registrar os mesmos.

Durante toda a COPA LIBERTADORES, o GALO atropelou os rivais no HORTO (bairro da ARENA INDEPENDÊNCIA, palco das partidas da equipe na competição). Era jogar em casa que a vitória vinha. A certeza do triunfo era tanta que a torcida adotou o lema “caiu no HORTO, tá morto” Hoje, quem estava em casa era o RAJA CASABLANCA, representante do MARROCOS no MUNDIAL DE CLUBES. E no “HORTO deles”, em MARRAKECH, não teve jeito: derrota por 3 a 1 e o sonho do título mundial dando adeus para toda a nação atleticana.
As conseqüências da derrota de hoje, para o RAJA CASABLANCA, não foram apenas dentro de campo para o ATLÉTICO MINEIRO. Depois da partida, o presidente do clube mineiro, ALEXANDRE CALIL, disse que CUCA não é mais o técnico da equipe de BELO HORIZONTE.
“O CUCA já saiu. Ele pediu para mim para ir embora. Os jogadores já sabem que ele saiu”, afirmou o mandatário do GALO.
Na segunda-feira, CUCA já havia dito, em uma coletiva de imprensa, que havia recebido uma proposta irrecusável do SHANDONG LUNENG, da CHINA. Questionado se isso atrapalhou o desempenho da equipe, KALIL foi evasivo na resposta. “Se pode ter atrapalhado? Não sei. Mas é lógico que não ajudou. Mas, pelo amor de Deus, não coloquem a culpa no CUCA”, pediu.

Considerado o “ladrão do século 20”, o britânico RONALD BIGGS morreu, aos 84 anos, nesta madrugada, em LONDRES (INGLATERRA). Ele foi um dos protagonistas do assalto ao trem pagador, entre GLASGOW e LONDRES, ocorrido em 1963. Condenado a 30 anos de prisão, BIGGS conseguiu fugir do REINO UNIDO e acabou no RIO DE JANEIRO, onde viveu por 36 anos. Ele sofria com problemas de saúde e morava numa casa para idosos na capital britânica. O assalto de 30 milhões de libras em valores atualizados (cerca de 120 milhões de reais) foi um dos maiores da história britânica – o dinheiro nunca foi recuperado.

A presidente DILMA decidiu, hoje, comprar caças GRIPEN NG, da sueca SAAB, para o Projeto FX-2 da FORÇA AÉREA BRASILEIRA. O pacote de 36 aviões foi fechado por 4,5 bilhões de dólares, segundo informou o ministro da defesa, CELSO AMORIM. O chamado Projeto FX-2 teve início em 2001 e a decisão sobre os caças durou mais de dez anos. Além da SUÉCIA, aeronaves de dois países disputavam o contrato com o governo brasileiro, o BOEING F-18E/F SUPER HORNET, dos ESTADOS UNIDOS, e o DASSAULT RAFALE F3, da FRANÇA. A compra dos caças deve envolver a transferência de tecnologia para o BRASIL.

Os 30 ativistas do GREENPEACE acusados de pirataria e presos por cerca de dois meses na RÚSSIA receberam anistia hoje. Entre eles está a brasileira ANA PAULA MACIEL, que foi libertada em novembro. “Estou aliviada, mas não celebrando. Fui acusada e permaneci dois meses presa por um crime que não cometi, o que é um absurdo”, disse ANA PAULA. O grupo não poderá deixar o país até que o governo russo conceda visto de saída, o que não tem data para acontecer. A anistia beneficia cerca de 20 mil prisioneiros investigados por vários crimes, entre eles o de vandalismo, usado pelas autoridades russas para processar os ativistas.  
      
2014   :  -   QUINTA-FEIRA
Mudanças sempre causam transtornos. A nossa ida para o Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA exigiu um esforço tremendo. Primeiramente a solicitação de autorização para com o Comando Geral da PMESP, visto que o Decreto governamental de setembro de 2006 determina que a Polícia Militar administre o Obelisco. Com o aval do Comando da Corporação, foi feita a transferência da sede do MMDC, mas até ontem ainda não havia sido colocado o telefone na sala onde a MARINEI irá exercer suas funções de secretária. Por causa disso, nesta quinta-feira ela está trabalhando em sua residência, elaborando os boletos para um terço dos associados que se "esqueceram" de cumprir com suas obrigações.
Também não irei comparecer ao Monumento Mausoléu, preferindo acertar os detalhes da solenidade marcada para amanhã, com a entrega do COLAR DA VITÓRIA. Faltam entregar ainda alguns Ofícios de Outorga. O WILLIAM MASCARENHAS está ajudando muito nesse serviço.
Almoço com o OLIVEIRA e mais tarde tenho um encontro com o MAURO, contente com o seu trabalho na Caixa Econômica Federal, onde no dia 20 completará o seu segundo mês de serviço.
Mais tarde vou até a Câmara Municipal. Temos a cerimônia de premiação do Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP, no 8º andar da Câmara Municipal.
Participo da Mesa Diretora. Após o canto do HINO NACIONAL, O Doutor MARCOS DA COSTA, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, procede a abertura oficial da cerimônia.
Em seguida fala o doutor UMBERTO LUIZ BORGES D´URSO, Diretor Adjunto de Cultura e Eventos e Conselheiro Seccional.
Segue a palavra do doutor RICARDO DE MORAES CABEZÓN, ilustre homenageado com a MEDALHA NOÉ DE AZEVENDO, para falar em nome de todos os que recebem a honraria nesta cerimônia.
Fala também o doutor FÁBIO ROMEU CANTON FILHO, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.
Doutor MARCOS DA COSTA faz o seu pronunciamento e o doutor UMBERTO LUIZ BORGES D´URSO e o doutor FÁBIO ROMEU CANTON se posicionam para outorgar as distinções do Departamento de Cultura e Eventos.
São entregues as MEDALHAS NOÉ DE AZEVEDO - CATEGORIA PALESTRANTES; MÃOS SOLIDÁRIAS, honraria direcionada aos integrantes da Coordenadoria de Ação Social da OAB-SP; MEDALHA NOÉ DE AZEVEDO, CATEGORIA PRESIDENTES DE SUBSEÇÕES DA GRANDE SÃO PAULO; homenagem aos integrantes da BIG BAND DA OAB-SP que abrilhanta o evento. Segue a outorga do Prêmio Milhagem e Rodagem Cultural 2014, em reconhecimento e agradecimento à divulgação da cultura e do conhecimento jurídico e que é concedido aos dez Palestrantes que mais percorreram o Estado de São Paulo e também ao Palestrante que mais atuou culturalmente na seccional.
Deixo a Câmara Municipal por volta das 22 horas. Faço uma caminhada até o Metrô da SÉ e retorno a GUARULHOS.

Foi enterrado nesta tarde, no Cemitério PARQUE JARDIM DA COLINA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, o corpo da menina MARINA, de dois anos, morta depois de ser esquecida dentro do carro pelo pai ontem à tarde. RODRIGO MACHADO, que trabalha na Secretaria de Finanças de SÃO BERNARDO DO CAMPO, foi indiciado por homicídio culposo. Ele prestou depoimento à polícia e foi liberado depois de pagar uma fiança de 725 reais, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.
Em seu depoimento, que durou toda a madrugada de hoje, MACHADO contou à polícia que, no horário do almoço, foi até a casa de sua mãe pegar a menina para deixá-la no colégio e foi direto para o trabalho. ele só percebeu o que havia acontecido quando, no fim da tarde, foi buscar a filha na escola, a pé, e foi informado que ele não a deixou lá.
Um inquérito foi instaurado para apurar as causas e circunstâncias da morte da criança. O caso foi registrado no 2º DP de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Amigos da família contaram que MARINA era filha única do casal e frequentava uma escolinha infantil, a INTEGRAÇÃO, que fica ao lado do trabalho do pai. A diretora da escola disse à polícia que o pai foi buscar a menina no fim da tarde de ontem e foi informado de que não havia deixado a criança no local. Somente neste momento ele se deu conta de que a filha havia  ficado no carro.

Após ficar três horas sob a mira de bandidos dentro da própria casa, um idoso de 71 anos quase fez justiça com as próprias mãos. O comerciante MITUAQUI FUKUYAMA chegou a sacar a arma de um dos assaltantes que o atacou e só não atirou porque foi impedido por policiais militares que negociavam a rendição dos ladrões.
FUKUYAMA mora na região da VILA FORMOSA, zona leste da cidade. MACAULY KEVEN LEMOS CASTRO, de 18 anos, e por G.S.C., de 15 anos, invadiram a casa do comerciante no início da manhã.
Após ameaçar, por diversas vezes, matar o refém, a dupla decidiu se entregar. Um deles, ao sair do imóvel, deixou o revólver em cima do carro. FUKUYAMA não titubeou e pegou a arma. "Eu só estava esperando ele tirar o dedo do gatilho para pegar a arma. Ele é que agora estaria caído no chão", disse a vítima, revoltada, depois.
No meio da confusão, os assaltantes tentaram fugir, mas foram detidos. FUKUYAMA tinha machucados nos braços, causados pelos cadarço usado para atar suas mãos. "Também ficaram me ameaçando com revólver, batendo na minha cabeça", lembrou o comerciante.
Além dele, a esposa MARIA APARECIDA, 58, e a filha LARISSA, 20, foram feitas reféns. O comerciante foi abordado quando retirava o carro da garagem para dar uma carona à filha, que ia para a faculdade. FUKUYAMA ia trabalhar. Por volta das 5:30 horas, a dupla, armada, rendeu os dois. Deitada no banco de trás do veículo, ela não foi vista pelos ladrões e conseguiu ligar para o 190. LARISSA ainda conseguiu acionar o irmão ERICK, 24, que estava em SANTOS. Enquanto isso, a jovem escapou e foi para o quarto avisar a mãe. Mesmo assim, as duas foram encontradas pelos ladrões e levadas para a sala.

Em um encontro transmitido pela TV estatal cubana, RAÚL CASTRO recebeu os três prisioneiros que foram trocados pelo empreiteiro ALAN GROSS. GERARDO HERNÁNDEZ, RAMÓN LABAÑINO e ANTONIO GUERRERO, conhecidos popularmente como "LOS CINCO" - presos na FLÓRIDA em 1998 por espionagem - foram comemorados pelo presidente e por RENÉ GONZÁLEZ e FERNANDO GONZÁLEZ, soltos respectivamente em 2013 e em fevereiro. "Estou orgulhoso de vocês pela resistência que mostraram, pelo valor e pelo exemplo que isto representa para todo nosso povo", disse CASTRO.
Vinte e cinco anos após a queda do MURO DE BERLIM unir a EUROPA, a UNIÃO EUROPÉIA elogiou a "virada histórica" no CARIBE com a retomada das relações diplomáticas entre CUBA e os ESTADOS UNIDOS. "Hoje outro muro começou a cair", disse a chefe de política externa da UB, FEDERICA MOGHERINI, em comunicado.
O PAPA FRANCISCO também afirmou estar muito satisfeito com a reaproximação e elogiou o trabalho dos diplomatas que atuaram com "pequenos gestos". FRANCISCO, que desempenhou papel crucial para o acordo, disse que a diplomacia é um "trabalho nobre".
A retomada, no entanto, é só o início de um longo processo de degelo nas relações entre CUBA e EUA após cinco décadas de animosidade. O caminho será cheio de obstáculos, preveem os analistas. A lei do embargo contra CUBA só pode ser revogada pelo Congresso - o que é improvável, agora que os republicanos estão prontos para assumir o controle e a maioria da Câmara e do Senado. Além disso, é esperado que o departamento de Estado afirme que CUBA não é mais um "Estado patrocinador do terrorismo" e assim exclua o país de uma lista na qual estão IRÃ, SUDÃO e SÍRIA  - o que não precisa de aprovação do Congresso.

Membros do grupo muçulmano BOKO HARAM mataram 32 pessoas e sequestraram ao menos outras 185, que seriam mulheres e crianças, em um ataque a um vilarejo na região nordeste da NIGÉRIA, informaram hoje uma testemunha e duas autoridades locais.    

2 015     :     -      SEXTA-FEIRA
MARINEI CHALUB e LUCAS vêm me buscar às 10:30 horas. Vamos para a SUBSISTÊNCIA da PMESP. No estacionamento do MUSEU MILITAR, vamos deixar o carro. Ali encontramos dona MARIA AMÉLIA, filha do GENERAL VARANDAS, cujas cinzas estão no Monumento ao Soldado Constitucionalista de 1932. Ela não vai ficar para o almoço porque precisa ir ver sua irmã, que se encontra internada no A.C. CAMARGO. Logo vamos encontrar outras pessoas e convidados para o evento da entrega do COLAR DA VITÓRIA. Agradecemos ao TENENTE-CORONEL PM ARMANDO DA SILVA MOREIRA a possibilidade de realizarmos o ALMOÇO DA VITÓRIA na SUBSISTÊNCIA da nossa querida Polícia Militar.
Após o almoço na SUBSISTÊNCIA, comemoramos o aniversário de MARINEI. Todos se dirigem para o CENTRO ODONTOLÓGICO, cujo auditório é cedido nesta tarde pelo TENENTE-CORONEL PM NOEL DE SOUZA DINIZ JÚNIOR. Num ambiente descontraído, bem familiar, vamos entregar a honraria.   
Colar da Vitória 18/12
CARGO/ PATENTE
NOME
Presidente do Conselho Consultivo de Conselho Nacional de Justiça

DR. ANDRÉ RAMOS TAVARES
Diretor de Saúde da PMESP Cel Méd PM
ROBERTO RODRIGUES JUNIOR
Tenente Coronel PM
ARMANDO DA SILVA MOREIRA
Tenente Coronel Dent. PM
NOEL DE SOUZA DINIZ JUNIOR
Tenente Coronel PM
PAULO HENRIQUE FONTOURA FARIA
Professor Doutor
EDSON ANTONIO MIRANDA
Professor Doutor
FLÁVIO DE LEÃO BASTOS PEREIRA
Major PM
EMERSON PINHA DA SILVA
Major PM
SAMUEL DIAS DE OLIVEIRA
Cap PM
ROGÉRIO DA CRUZ CARADORI
1º Ten Dent. PM
ALEXANDRE DE OLIVEIRA NACLE
1º Ten Dent. PM
CAMILLA DE FREITAS CARVALHO
1º Tenente PM
PEDRO BELMIRO MENDES FILHO
1º Tenente PM
ELIEZER PEREIRA MARTINS
SUBTEN PM
ROGÉRIO DE OLIVEIRA
3º Sargento PM
CLAUDIO APARECIDO DE OLIVEIRA
3º Sargento PM
FRANCIVALDO JOSÉ DE FRANÇA
Cabo PM
MARCIO DA SILVA
Cabo PM
JORGE LUIZ MARTIN
Cabo PM
ADILSON PEREIRA DA SILVA
Cabo PM
JEFFERSON ADDEO DIAS
Cabo PM
FERNANDO CESAR LEITE PEREIRA
Cabo PM
KRISTOFFERSON ROBERTO DALMAZZO CAETANO
Cabo PM
CASSIANO PINHEIRO DA SILVA
Cabo PM
LUCAS ROBERTO GUEDES
Cabo PM
CARLOS ALBERTO LOPES
Soldado PM
DIEGO VEIGA
Soldado PM
WELLINGTON LEITE CAMBOIM DE LIMA
Soldado PM
ALAN AKIO KURODA
Sr.
MUCIO RODRIGUES TORRES
Sr.
JOÃO FABIANO DE GODOY SILVA
Sr.
PERISE CHUFAN
Sr.
LUIZ ANTONIO REIS
Sr.
JEFFERSON RODRIGO ALVES DE OLIVEIRA
Sem currículo
DANIEL APARECIDO ROSA

Encerrando o evento no Centro Odontológico, acompanhado de MARINEI CHALUB e WILLIAM MASCARENHAS, por volta das 16:45 horas, tomando o Metrô na Estação TIRADENTES, chegamos às 17 horas no TRIBUNAL DE JUSTIÇA. No quinto andar, vai acontecer o lançamento da MEDALHA "PAULO BOMFIM - PRÍNCIPE DOS POETAS", no quinto andar do TRIBUNAL DE JUSTIÇA, gabinete do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador JOSÉ RENATO NALINI. Ali se encontram os responsáveis pelo lançamento da Medalha pertencente ao núcleo MMDC-TJ "PRÍNCIPE DOS POETAS PAULO BOMFIM".

CONSELHO:   Professor Adílson César (representado pelo Comendador ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES)
                         Cel Mário Fonseca Ventura
                         Des José Renato Nalini
                         Príncipe dos Poetas Paulo Bomfim
                         Cel  Washigton Luiz Gonçalves Pestana
             Comendador Roberto Carlos Teixeira Mendes, representando a Presidência do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito da Casa Civil do Gabinete do Governador do Estado de São Paulo e Dr. Paulo Bomfim, Chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, condecoram o Dr. José Roberto Nalini, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, no seu gabinete.
Em seguida, no salão nobre, são entregues a honraria a outras personalidades:

01
CH ASS. TÉC DO GOVERNADOR
JOSE EDUARDO POYARES DE BARROS

02
DR
MAURÍCIO KIRILOS

03
PRES. CONS. CONSULTIVO CNJ
DR.ANDRÉ RAMOS TAVARES

04
PRES. FAESP
FABIO DE SALLES MEIRELLES

05
MMDC IBIRAPUERA
DR. JOSÉ CARLOS RODRIGUES PEREIRA DO VALE

06
DIRETORA GRUPO PÃO DE AÇUCAR
DRA LUCÍLIA DINIZ

07
EMPRESÁRIO
MILTON LUIZ FESTA BASILE

08
TCE
ANTONIO CARLOS LUZ MAGALHÃES

09
VETERANOS DE 32
MARINEI ANGELO CHALUB DE OLIVEIRA

10
CH EM DO EXÉRCITO CONST 32
WILLIAM SACCO MASCARENHAS WORTH

11
CONSULTOR
FERNANDO MORENO

12
Sargento
 TARCÍSIO CANDIDO DE AGUIAR

13
SEC DE GOV DE SÃO CAETANO SUL
NILSON BONOME

14
Diretor de Obras Pref de Osasco
CELSO BRILHANTE TALLARICO

15
EMPRESÁRIO
OSVALDO ROSSATO JUNIOR

16
EMPRESÁRIO
ARNALDO JOSÉ DE SOUZA

17
PREFEITO SÃO CAETANO DO SUL
PAULO PINHEIRO

18
EMPRESÁRIO
LIBERATO PIO RAGONHA BISCIONI

19
EMPRESÁRIO
JOSE ANTONIO COUSO ARÉVALO JUNIOR

20
EMPRESÁRIO
FRANCISCO SOUTO

21
Pres Inst de Estudos de Protestos
JOSÉ CARLOS ALVES

22
2º SGT PM 118103-3
 ANDRÉ MATARAGIA AMORIM

23
1º SGT PM 921844-A
LUIZ AURÉLIO LOPES

24
SUBTEN PM 892351-4
JOSÉ ROBERTO SOARES

25
1º SGT PM 884943-9
HOMERO ROCHA PEREIRA

26
1º SGT PM 960832-0
MARCOS AURÉLIO DA SILVA NASCIMENTO

27
2º SGT PM 102664-0
GUSTAVO MACHADO JARDIM

28
2º SGT PM 102672-A
JEFERSON ALEXANDRE ALVES

29
2º SGT PM 119837-8
MARCELO MENDES DA SILVA

30
2º SGT PM 962749-9
CARLOS CESÁR SISCATI

31
CAP PM
CARLOS GONÇALVES PESTANA JUNIOR

32
CAP PM
JOSÉ ALUISIO ROCCHETO

33
SD PM 116496-1
FÁBIO ATAÍDE BARBOSA

34
CB PM 962993-9
SÉRGIO SAMPAIO PEÇANHA

35
CB PM 106450-9
CARLOS ALBERTO FRANCELINO DOS SANTOS

36
SD PM
MONIQUE CRISTINA FERRAZ PRADO

37
SD PM 121411-0
RODOLPHO BARROS DE MIRANDA

38
PRES TJM
PAULO ADIB CASSEB

39
CB PM 913574-0
CHARLES ROBÉRIO BEZERRA LIMA DE SOUZA

40
SD PM 111695-9
HOSTEN PAULO DE OLIVEIRA RAMOS

41
CB PM 110544-2
JONATHAN GISLEY DA CUNHA

42
CB PM 931503-9
FRANCISCO BORGES DE ALMEIDA

43
CB PM 950720-5
CESAR RESENDE DE ARAÚJO

44
ADVOGADO
MARCIO EUGENIO DINIZ

45
MAJ PM
VLADIMIR REIS DA SILVA

46
CAP PM 920447-4
HÉLIO PATRÍCIO JÚNIOR

47
CAP PM
CLÁUDIO ANGELINI

48
CAP PM
EDUARDO MOSNA XAVIER

49
TCEL PM
PAULO BARTHASAR JÚNIOR

50
CEL EB CMT HOS PITAL ÁREA SP
SERGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI

51
IMPRENSA TJSP
ROSANGELA MARIA MORAES SANCHES

52
CERIMONIAL TJSP
PLÍNIO TEIXEIRA MENDES TERASAWA

53
JUIZ ASSESSOR PRESIDENCIA
RICARDO FELÍCIO SCAFF





Fazem uso da palavra: o presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR, JUIZ PAULO ADIB CASSEB, CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GONÇALVES PESTANA, PAULO BOMFIM e o Presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA, Desembargador JOSÉ RENATO NALINI.
Ainda o MAJOR-BRIGADEIRO MARCELO KANITZ DAMASCENO, que chega no término da entrega da Medalha "PRÍNCIPE DOS POETAS PAULO BOMFIM", recebe o COLAR "RAMOS DE AZEVEDO", do TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Ele irá deixar dentre 90 dias o Comando do IV COMAR. Seu discurso é eloquente e fala sobre a Revolução de 1932 também.
Essa solenidade é histórica. Firma a criação do NÚCLEO MMDC-TJ "PRÍNCIPE DOS POETAS PAULO BOMFIM" ao término da gestão do desembargador JOSÉ RENATO NALINI.
Após uma data de grandes realizações, retornamos para GUARULHOS, encerrando nossas atividades administrativas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda iremos participar do Concerto Sinfônico do Corpo Musical da PMESP na segunda-feira e faremos uma viagem até RIBEIRÃO PRETO na terça-feira, dia 22 de dezembro, onde iremos entregar a Medalha "HERÓIS DE 32".

O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT) foi agredido em um assalto a uma lotação na manhã desta sexta-feira (18) em Porto Alegre. Os assaltantes já estavam a bordo do veículo quando o ex-governador subiu na linha Hospital Conceição, na Avenida Farrapos, Zona Norte da capital gaúcha, no sentido bairro-Centro.
Dutra teve a carteira roubada e levou uma coronhada na cabeça. Entre os passageiros, somente o ex-governador foi roubado e agredido.
Ex-governador foi agredido durante assalto
(Foto: Daniel Favero/G1)
"Sentei no banco da frente, e estava me preparando para descer, pegando minha carteirinha, quando esses dois jovens que já estavam na lotação foram descer e o motorista falou que eles não tinham pago. Quando viram minha carteirinha, tentaram tomar, segurei um pouco e me deram a bordoada", contou Dutra, que ressaltou ainda que já foi assaltado "sete ou oito vezes".
Ferido, Olívio foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital, mas passa bem. Os assaltantes fugiram. A polícia militar prendeu um suspeito.
Na página oficial de Olívio Dutra no Facebook, uma nota informa que o ex-governador, apesar do ocorrido, vai continuar usando o transporte coletivo para se locomover na capital gaúcha. Confira o texto na íntegra:
"Comunicamos que o ex-governador Olívio Dutra sofreu um assalto na Lotação que o levava para o centro de Porto Alegre. Ele passa bem, foi levado ao HPS para cuidados com o corte que a abordagem dos dois assaltantes causou. Na entrevista que deu após o assalto, reafirmou que vai continuar usando transporte coletivo para se locomover por Porto Alegre."
Olívio Dutra foi prefeito de Porto Alegre de 1989 a 1993 e governador do Rio Grande do Sul de 1999 a 2003. Também foi ministro das Cidades de 2003 a 2005, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Justiça aceitou, hoje, denúncia do Ministério Público contra o autônomo RICARDO KRAUSE ESTEVE NAJJAR, de 23 anos, por homicídio doloso qualificado. Ele é suspeito de ter matado a filha, SOPHIA KISSAJIKIAN CÂNCIO NAJJAR, de apenas 4 anos, no dia 2 deste mês, em seu apartamento, na SAÚDE, zona sul da capital. O Judiciário também converteu a prisão temporária em preventiva do acusado.
RICARDO está preso na carceragem do 2º Distrito Policial (BOM RETIRO). Na segunda-feira será levado para um Centro de Detenção Provisória.
Na terça-feira, os policiais do DHPP concluíram o inquérito após a chegada dos resultados da perícia. De acordo com a delegada ANA PAULA RODRIGUES, responsável pela investigação, SOPHIA foi agredida e asfixiada. A menina teria levado um tapa no ouvido, pois estava com rompimento do tímpano. Ela também apresentava ferimentos na boca, além de 21 hematomas espalhados pelo corpo. A asfixia aconteceu após o pai ter tampado a boca e o nariz da filha com as mãos, segundo a polícia.
Ele negou o crime e sustentou que SOPHIA morreu após brincar com uma sacola. Em depoimento à polícia, RICARDO disse que havia ido tomar banho e, ao sair do banheiro, viu a criança caída no chão, com um saco plástico na cabeça.
A versão do pai nunca convenceu os investigadores. No dia do crime, os agentes mediram a sacola e perceberam que a menina não poderia se sufocar sozinha. Os laudos também comprovaram que SOPHIA não sofreu abuso sexual.
O motivo do crime ainda é desconhecido. A delegada acredita que, por RICARDO ter um comportamento agressivo quando é contrariado, a menina pode ter feito algo que o deixou nervoso. A mãe de SOPHIA, LÍGIA KISSAJIKIAN contou que o suspeito não aceitou sua gravidez e não gostava de pagar pensão para a menina.

A Justiça aceitou denúncia contra três policiais militares e um guarda municipal por envolvimento nas chacinas de OSASCO e BARUERI, ocorridas há quatro meses. VICTOR CRISTILDER SILVA, FABRÍCIO ELEUTÉRIO, THIAGO HENKLAIN e SERGIO MANHANHÃ são réus pelas mortes de 17 pessoas. Segundo o Ministério Público, a intenção dos acusados foi vingar os assassinatos de um PM e de um GCM, que aconteceram dias antes em OSASCO.

NELSON BARBOSA é, desde o final desta tarde, o novo ministro da Fazenda do governo DILMA. JOAQUIM LEVY perdeu a queda de braço com o novo titular da pasta em várias de suas propostas para recuperar a economia nacional e saiu, como ele mesmo definiu na última terça-feira, "ofuscado" da chefia do ministério.
a gota d´água para a saída de LEVY foi a proposta enviada pelo governo que diminuiu a meta do superávit primário prevista para 2016 de o,7% para 0,5%, à revelia do agora ex-homem forte da economia brasileira. BARBOSA, que tinha o aval do PT para fritar LEVY, foi um dos que defendeu esse corte de 0,2% para preservar os repasses ao BOLSA FAMÍLIA do ano que vem.
Quem substituirá BARBOSA na pasta do Planejamento será VALDIR SIMÃO, atual ministro da Controladoria Geral da União.

2 016    :      -     DOMINGO       
Continuo meu trabalho de atualização de minhas memórias. Os eventos que aconteceram na Sociedade Veteranos de 32-MMDC tomaram conta dos dias anteriores. Vejo também, no facebook, os desdobramentos da solenidade do dia 16 de dezembro, quando a advogada JANAÍNA PASCHOAL foi condecorada com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Muita gente comenta sobre esse acontecimento.
Na tarde, lá pelas 17:20 horas cai violenta chuva com granizo, durante mais de meia hora. Causa-me apreensão quanto ao telhado de casa. Já houve vezes em que o granizo fez grandes estragos. Hoje, apenas LUCINDA fica amolada com a destruição de suas plantas. O granizo furou todas as suas folhas.
  Caríssimo Cel. VENTURA, boa noite !   (MENSAGEM DO MARIANO TAGLIANETTI)
Trabalho operoso e fecundo.
Em verdade, singular pela dedicação e notável pela energia que revela.
Para quem O conhece a trajetória de SUA existência confere-LHE o reconhecimento de PALADINO.
A saga está sendo exercida com vigor.
Parabéns !
Fraternal e sincero apreço, Mariano. 

CRISTIANO RONALDO nasceu para ser protagonista. Hoje, tornou-se o primeiro na história do futebol a ganhar LIGA DOS CAMPEÕES, EUROCOPA, MUNDIAL DE CLUBES e BOLA DE OURO no mesmo ano. Fechou o seu 2016 inesquecível com vitória por 4 a 2 sobre o KASHIMA ANTLERS, em YOKOHAMA, no JAPÃO. Marcou três gols na decisão, igualando feito que apenas PELÉ havia conseguido, na final contra o BENFICA, em 1962.
Fez o planeta se curvar, pela quinta vez, ao REAL MADRID – agora, o maior campeão de todos. Com uma atuação ruim, acreditem ! – durante os 90 minutos do tempo normal, quando marcou um dos seus gols, de pênalti, empatando uma partida sofrida diante dos asiáticos, o português decidiu, mesmo, na prorrogação: fez mais dois e afundou o sonho do KASHIMA de ser o primeiro clube fora da EUROPA ou da AMÉRICA DO SUL a se sagrar o melhor do mundo.
“Sempre se espera mais de CRISTIANO. Mas quando não dou mais é porque não posso. As estatísticas não se enganam”, falou o gajo, em terceira pessoa.
De fato, os números são sempre o melhor argumento contra quem, insanamente, ainda insiste em diminuir a importância do camisa 7. Só neste ano, ele marcou 55 vezes em 57 partidas. Já são mais de 500 gols na carreira e 21 títulos de primeira linha, incluindo três MUNDIAIS – dois pelo REAL MADRID e um com o MANCHESTER UNITED – e três LIGAS DOS CAMPEÕES. No JAPÃO, foi eleito o melhor do torneio e terminou como artilheiro, com quatro gols após 18 finalizações a gol. É uma máquina e parece não se cansar disso.
O que o CR7 – e ninguém no mundo – esperava era ver o adversário japonês valorizar tanto o título. Depois de passar pelo campeão da OCEANIA (AUCKLAND CITY) e de eliminar o favorito ATLÉTICO NACIONAL, da COLÔMBIA, o KASHIMA parecia presa fácil quando BENZEMA inaugurou o marcador, logo aos 9 minutos de jogo.
O problema é que o REAL nitidamente jogava abaixo do que podia e deixou o rival equilibrar a final. Mas o sinal de alerta soou forte apenas depois de SHIBASAKI anotar seu segundo gol no jogo e virar o placar, no segundo tempo. Aí, pesaram duas coisas: o REAL passou a jogar bola e o árbitro JANNY SIKAZWE, da ZÂMBIA – por que a FIFA insiste em globalizar a arbitragem em MUNDIAIS? – sentiu a pressão. Primeiro, viu pênalti duvidoso em VÁZQUEZ. Depois, perto do fim do tempo normal, chegou a colocar a mão no bolso e dar o amarelo a SÉRGIO RAMO por uma falta cometida. Percebeu que seria o segundo do zagueiro na partida e recuou. Os japoneses, educados que são, até reclamaram pouco diante de tamanho absurdo. O REAL MADRID respirou aliviado e CRISTIANO RONALDO escreveu a história.  

O zagueiro NETO caminhou pela primeira vez depois de ter sobrevivido ao acidente aéreo que matou quase todo o time da CHAPECOENSE, no dia 29 de novembro, em MEDELLIN, na COLÔMBIA. No sábado à noite, ele deu alguns passos no hospital onde está internado, em CHAPECÓ, acompanhado do médico MARCOS SONAGLI, que forneceu previsões otimistas em relação ao possível retorno do jogador ao futebol. “Ele tem falado que quer voltar a jogar. Isso, ele deixa bem claro. Mas a primeira intenção dele é ir para casa (...). Ele quer ter contato com a família, os filhos já vieram e tudo mais. Ele quer jogar e como a fratura dele é de tratamento não cirúrgico, ele vai ter de usar o colete por, pelo menos, 90 dias (...). Eu acredito que ele já possa estar treinando, dependendo das lesões associadas aos membros inferiores, entre 90 e 120 dias. Mas o NETO é guerreiro. Ele sempre surpreende”, disse. NETO foi o último sobrevivente resgatado com vida do local da queda da aeronave. O zagueiro da CHAPECOENSE se recupera de uma lesão na quinta vértebra lombar só com medicamentos e tem previsão de alta para a próxima semana.

Um segurança foi assassinado nesta madrugada na porta da casa de shows de música sertaneja, na Avenida CONCEIÇÃO, zona norte de SÃO PAULO. AIRTON PEREIRA DE ARAÚJO, de 52 anos, ainda foi levado ao hospital, mas não resistiu.
Segundo a polícia, os suspeitos são dois homens. Antes de o crime acontecer, eles haviam sido expulsos da casa noturna por causa de comportamento agressivo. Sem poder entrar, começaram a ameaçar os seguranças do local.
Logo após as intimidações, um dos homens voltou para a porta da balada e disparou em direção a AIRTON, que no momento fazia o controle de entrada no local. Outro segurança também foi atingido, segundo a polícia. No entanto, nenhum detalhe sobre seu estado de saúde foi informado.
A dupla tentou fugir em um HONDA CIVIC, mas o carro bateu em um estabelecimento na mesma via e os dois continuaram a fuga a pé. O caso foi registrado no 73º Distrito (JAÇANÃ) como homicídio simples e tentativa de homicídio, mas quem investigará o crime será o 29º,  mas quem investigará o crime será o 39º (VILA GUSTAVO), RESPONSÁVEL PELA ÁREA.  
Ainda segundo a polícia, o carro usado pelos suspeitos para fugir, mas que bateu no muro de um estabelecimento, era roubado. Conforme o boletim de ocorrência, o roubo aconteceu na mesma madrugada.
Dentro do veículo foram encontrados dois cartuchos deflagrados. O caso também foi registrado no 73º DP. Para ajudar na investigação, a polícia pediu uma perícia no local e as imagens de segurança para a balada.

Vários ônibus em rota para retirar pessoas doentes e feridas das aldeias sírias sitiadas de AL-FOUA e KEFRAYA foram atacados e queimados por homens armados hoje, segundo o Observatório Sírio Para os Direitos Humanos e a televisão estatal síria. Essas pessoas são habitantes de duas cidades controladas pelo governo da SÍRIA.
O ataque não deveria, entretanto, afetar as demais operações de evacuação na SÍRIA, segundo um alto responsável militar do governo, que pediu anonimato.
“Há uma vontade coletiva para que o acordo continue em vigor. Tem que haver soluções para todos os obstáculos”, afirmou o militar.
Um novo acordo entre DAMASCO e seus opositores prevê a retirada de milhares de civis e rebeldes sitiados pelo governo em ALEPPO, em troca da saída dos habitantes das localidades xiitas de FUA e KEFRAYA, cercadas pelos rebeldes na província vizinha de IDLEB.