terça-feira, 15 de julho de 2014

DESABAFO DE MÔNICA SCHALKA

 
         Olha so gente o email da Monica Schalka, mulher do presidente da Suzano:


Begin forwarded message:


Em semana de termos chulos, entro na onda. Estou de SACO CHEIO de ouvir o tal do Lula falar em trabalhadores como se esses fossem uma classe específica de quem recebe baixos salários. Sou casada há quase 30 anos com um super trabalhador. Entrou em uma faculdade de primeiríssima aos 16 anos, formou-se aos 21, aos 24 anos já sustentava uma família e , desde então, tem trabalhado ininterruptamente.     Por mais de 30 anos, Lula, esse trabalhador acorda todos dias ås seis e meia da manhã. Cumpre uma jornada de 10 a 12 horas diárias de trabalho. Finais de semana gastos com a empresa são rotina. Paga impostos milionários que só Deus --- e talvez você e seu grupo     saibam para onde vão. Passou sua vida inteira se aprimorando em estudos e criou 3 filhos dentro desses mesmos valores. Filhos estudiosos e já trabalhadores também, colaborando em impostos e avanços em nossa sociedade.     Portanto, Lula, ainda no embalo dos jargões da semana, hoje somos elite, sim! Com muito orgulho, com muito amor e, acima de tudo, com muito esforço. Nos tornamos elite ås custas de empenho, sacrifícios e muita dedicação. Em minha casa, meus filhos quando querem evoluir, trancam-se em um quarto e estudam. Estudam muito. E dessa forma galgam novos patamares. Algo bem distinto do que o
Monica Schalka

Em semana de termos chulos, entro na onda. Estou de SACO CHEIO de ouvir o tal do Lula falar em trabalhadores como se esses fossem uma classe específica de quem ...recebe baixos salários. Sou casada há quase 30 anos com um super trabalhador. Entrou em uma faculdade de primeiríssima aos 16 anos, formou-se aos 21, aos 24 anos já sustentava uma família e , desde então, tem trabalhado ininterruptamente.
Por mais de 30 anos, Lula, esse trabalhador acorda todos dias ås seis e meia da manhã. Cumpre uma jornada de 10 a 12 horas diárias de trabalho. Finais de semana gastos com a empresa são rotina. Paga impostos milionários que só Deus --- e talvez você e seu grupo — saibam para onde vão. Passou sua vida inteira se aprimorando em estudos e criou 3 filhos dentro desses mesmos valores. Filhos estudiosos e já trabalhadores também, colaborando em impostos e avanços em nossa sociedade.
Portanto, Lula, ainda no embalo dos jargões da semana, hoje somos elite, sim! Com muito orgulho, com muito amor e, acima de tudo, com muito esforço. Nos tornamos elite ås custas de empenho, sacrifícios e muita dedicação. Em minha casa, meus filhos quando querem evoluir, trancam-se em um quarto e estudam. Estudam muito. E dessa forma galgam novos patamares. Algo bem distinto do que o "prodígio" Lulinha faz…
Assim, já que xingar uma “dama” é deselegante, — no que concordo integralmente, ainda mais sendo ela uma autoridade — deixo para você minha indignação com o que tenta fazer deste país: Lula, vá tomar no cú você! Com todas as poucas letras que a palavra contém... (Chego até lamentar serem tão poucas...)
Acompanha uma fotinho minha, bem de elite, sim. O colar que está no pescoço, porém, se foi, levado por um assaltante que deixou bem claro que "se nem o presidente estuda e rouba pra caralho, por que eu também não posso fazer o mesmo..??” Como vê, Lula, existem trabalhadores e "trabalhadores”. Fico feliz por não fazer parte do mesmo grupo que você e "meu/seu" assaltante.
E aos amigos que nunca me viram usar de palavrão, deixo aqui minhas desculpas... Espero que entendam essa exceção.

O NÚCLEO MMDC GRANDE ABC "COMBATENTES DE 32", DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC FARÁ ENTREGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA EM 17 DE JULHO DE 2014 EM SÃO CAETANO DO SUL.

17 DE JULHO DE 2014      :      -       QUINTA-FEIRA
Entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA pelo Núcleo MMDC GRANDE ABC “COMBATENTES DE 32”
2º Sgt PM
Ricardo Poiatti
Cb PM
Juscelino Roque Brilhante da Silva
2º Sgt PM
Andréa Lima do Carmo Alvarenga
Sd PM
Alex Soares Rodrigues
Subten PM
Elísio Honório da Silva Filho
Sd PM
Jorge Barra de Souza
Cb PM
Roberto dos Santos Freitas
Cb PM
Douglas da Silva Gemignani
1º Sgt PM
Claudio Aparecido Pereira Martins
Cb PM
Alexei Scavone
3º Sgt PM
Cláudio Pereira da Motta
2º Sgt PM
Edson Pereira
1º Sgt PM
Paulo Roberto Silvo
Cb PM
Romulo Majela Santos
Subten PM
Davi de Matos Pimentel
1º Sgt PM
Sidney Cabral
Ass. Adm
Michelle Cajaiba da Silva
Vereador
Francisco de Macedo Bento
Vereador
Dr. Seraphim - Carlos Humberto Seraphim
Enfermeiro
Francisco Carlos Almeida
Juiz de Direito
Dr. Sérgio Noboru Sakagawa
Promotor de Justiça
Dr. Júlio Sérgio Abbud
Escrivão de Polícia
Geraldo Ranck Junior
Investigador de Polícia
Marcelo de Oliveira Terra
Delegado do 1º DP de SCSul
Dr. Rui Diogo da Silva
Cmt GCM
Douglas Bispo da Silva
GCM
Marcelo Francisco Soledade
GCM
Alexandre Adorno
Agente de Trânsito
Gilberto Alves da Silva
Coordenador
Carlos Eduardo Barbi
Cap PM
Jorge de Almeida Santos
1º Ten PM
Sandro Pereira da Silva


14 DE JULHO DE 2014 - SEGUNDA-FEIRA

DIA    Q U A T O R Z E    D E    J U L H O    DE    2 014    –     SEGUNDA-FEIRA.
77 anos, seis meses e 17 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
QUINTO DIA DO ANO 65º
56 anos e 41 dias na PMESP.
55 anos e 153 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 745 dias – 474 884 horas.
50 anos e 311 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 123 dias no Posto de Coronel – 316 meses e 1 dia.
3 anos e 7 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 672  dias  CORONEL - 22 anos e 213 dias na reserva.
10 228-247 360                            9 672 232 408                               9 972-240 068.
DIA DE SÃO FRANCISCO SOLANO. Nasceu em MONTILLA, na ESPANHA, em 1549. Aos 20 anos ingressou na Ordem dos Irmãos Menores da Observância. Foi sacerdote e percorreu toda a AMÉRICA DO SUL, desde o PERU até a ARGENTINA. Morreu em 1610. É o patrono dos missionários da AMÉRICA DO SUL.
DIA DE SÃO CAMILO DE LELLIS. Pertencia a uma nobre família, mas não se portou bem no início da vida. Arrependeu-se de seus pecados e passou a servir aos doentes pobres.

DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE
DIA DO PROPAGANDISTA MÉDICO

225 a. da REVOLUÇÃO FRANCESA. A TOMADA DA BASTILHA, a 14 de julho de 1789, por volta das cinco horas da tarde, foi o acontecimento mais decisivo na eclosão da REVOLUÇÃO FRANCESA: “Uma turbamulta de milhares de indivíduos correra de manhã aos INVÁLIDOS a procurar armas. Como na BASTILHA havia outro depósito de armas, gritou-se: “À BASTILHA !” e a onda extravasou para a célebre prisão, tomando-a sem resistência. Diz-se que ficaram mortos alguns populares. Toda a guarnição foi chacinada, a exceção do tenente do rei, DU PUGET. A TOMADA DA BASTILHA, nas circunstâncias em que se deu, entre os abusos intoleráveis de um regime em desorganização, teve grande retumbância na alma popular”. A IDADE CONTEMPORÂNEA começou às 17 horas de 14 de julho de 1789. Nesse horário, a prisão que simbolizava a monarquia em PARIS foi ocupada pelo povo, que assim dava início à Revolução Francesa. Mas as pessoas que queriam tomar o local não pensaram nisso. Elas só queriam munição.
Erguida em 1370, a Bastilha era uma fortaleza militar. No século XVII, o local se firmou como cadeia. “Suas masmorras recebiam prisioneiros do rei”, diz o historiador ANDRÉ JOANILHO, da Universidade Estadual de LONDRINA. Assim ficou até 1789, ano em que a FRANÇA beirava o caos. Enquanto a desigualdade imperava, o governo esbanjava nos gastos e deixava 25 milhões de pessoas insatisfeitas.
Sob pressão, o rei LUÍS XVI (1754-1793) reuniu em maio os Estados Gerais a fim de buscar saídas para o colapso financeiro. Percebendo que os privilégios seriam mantidos, a burguesia fundou sua própria Assembléia Nacional. Ma boatos de que o rei pretendia dissolvê-la geraram uma onda de saques, que culminaram na tomada da fortificação. 
198 a. morre FRANCISCO DE MIRANDA, precursor da independência da VENEZUELA, em 14 de julho de 1816.
152 a. nasce GUSTAV KLIMT, pintor simbolista austríaco, na cidade de BAUMGARTEN, VIENA, em 14 de julho de 1862. Falece em VIENA no dia 6 de fevereiro de 1918.
133 a. assassinado o legendário pistoleiro norte-americano BILLY “EL NIÑO”, em 14 de julho de 1881.
125 a. da TORRE EIFFEL. Ela é o símbolo da FRANÇA e um dos monumentos mais conhecidos e visitados do mundo. Foi criada por GUSTAVE EIFFEL, um engenheiro dono de uma companhia especializada em estruturas de metal, e, depois de dois anos de obra, ficou pronta em 1889 para o centenário da REVOLUÇÃO FRANCESA – A QUEDA DA BASTILHA. Tem 300 metros de altura e foi considerada, até a década de 30, o monumento mais alto do mundo. Antes dela, a obra mais alta feita pelo homem era a PIRÂMIDE DE QUEOPS, no EGITO, com 138 metros de altura. Seu peso é de sete mil toneladas. Ela é dividida em três plataformas. Nelas há lojinhas de souvenirs e restaurantes. Elevadores levam os cerca de seis milhões de turistas que costumam visitá-la todo ano. Mas quem não quiser usá-los, também pode ir a pé.  São 1.652 degraus. Foi inaugurada em 14 de julho de 1889.
123 a. da primeira Constituição do Estado de São Paulo, em 14 de julho de 1891.   
121 a. GENERAL JOSÉ SANTOS ZELAYA se proclama ditador da NICARÁGUA, em 14 de julho de 1893.
117 a. o DIÁRIO POPULAR publica: o 14 de julho é data aniversaria da promulgação das constituições públicas de SÃO PAULO e do RIO GRANDE DO SUL. Ambos estes Estados da organização política dos povos federados no sul do país brasileiro pode-se dizer que obedeceram à orientação democrática do momento.
O DIÁRIO OFICIAL publica hoje o seguinte: “Em telegrama ao ajudante general, expedido de MONTE SANTO a 12 e recebido na madrugada de 13, o GENERAL ARTHUR OSCAR dá as informações seguintes: que, depois de diversos combates, iniciados a 25 do mês passado, tem continuado a bombardear o ARRAIAL DE CANUDOS repelindo com vantagem as investidas do inimigo.
Que tendo sido atacado o comboio de viveres e munições, que seguia com a primeira coluna e tomado pelos fanáticos, conseguiu retomá-lo com a intervenção da brigada sob o comando do CORONEL SERRA MARTINS.
Informa ainda o GENERAL ARTHUR OSCAR que o número de feridos e mortos é de 650 a 700 homens estando entre eles o CORONEL THOMPSON FLORES e o TENENTE-CORONEL SUCUPIRA, e entre aqueles o GENERAL SAVAGET levemente ferido. E conclui dizendo haver perdido muitos animais de tração.
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 14 de julho de 1898: Foi ontem lido no Congresso o projeto de orçamento que fixa a receita e despesa do Estado no exercício de 1899, apresentado pela comissão de fazenda composta pelos doutores RUBIÃO JÚNIOR, FRANCISCO MALTA e PÁDUA SALLES. A despesa ordinária foi fixada em 39.250.000$000.
Nas noites de 4, 5 e 6 corrente caíram em SERTÃOZINHO espessas camadas de geada, não causando felizmente danos às plantações devido à cerração.
O ministro da Fazenda oficiou ao inspetor da alfândega de SANTOS, concedendo isenção de direitos para os objetos que são destinados à agência consular de JABOTICABAL, conforme solicitou a legação italiana do RIO DE JANEIRO.
Não houve ontem sessão do júri federal por falta de numero.
O governo de GOIÁS encarregou o hábil engenheiro doutor ALFREDO DE AZEVEDO MARQUES, de confeccionar um projeto para a construção, na capital do Estado, de um grande edifício para a Escola Normal, Liceu e Diretoria da Instrução Pública.
Nas FILIPINAS os tagalos continuam a fazer guerra de recurso em ataques consecutivos à praça de MANILA, sendo sempre repelidos.
Uma comissão de 30 filipinos foi pedir ao GENERAL AUGUSTI que decretasse a autonomia do arquipélago. Este general, em resposta, declarou que a isso não se oporia uma vez que os tagalos depusessem as armas em sinal de submissão ao domínio espanhol. AGUINALDO recusou-se, porém, a depor as armas.
115 a. em uma reunião realizada às 9 horas do dia 14 de julho de 1899, com a presença da população e de todos os membros da Junta Revolucionária do ACRE, o espanhol LUIZ GALVEZ, representante do grupo nos Estados do PARÁ e AMAZONAS, faz um discurso e transforma o território, que pertencia à BOLÍVIA, na REPÚBLICA DO ACRE. No mesmo dia, ele é escolhido para ser o presidente local, cargo que ocuparia até dezembro daquele ano. Em 1903, o ACRE seria incorporado pelo BRASIL.
115 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 14 de julho de 1899: segundo noticiaram os jornais desta capital, um tenente-coronel comandante do 5º Batalhão, ora extinto, intentou ação contra a fazenda do Estado, a fim de provar a ilegalidade do ato do governo, que, não o demitindo, também não o classificou na organização da brigada feita em 1897, nem o reformou.
Um dos engenheiros da Inspetoria das Vias Férreas visitou a linha de SÃO PAULO a SANTO AMARO, sobre a qual reclamamos ontem, em carta que nos foi dirigida. Oxalá que da visita que fez s. s. resulte algum benefício para o público.
ARARAQUARA – Foi preso à porta da cadeia, na ocasião em que oferecia à venda um cavalo, o italiano FERRO ROMANO, conhecido ladrão de animais, e contra o qual existe na delegacia de polícia um mandado de prisão.
O paquete alemão TRIER, chegado a SANTOS, procedente de ANTUÉRPIA, trouxe 3.600 barricas de cimento; o vapor DELECARLIA, vindo de NOVA YORK, já desembarcou 986 trilhos que estão quase todos na estação do PARI, tudo destinado à SÃO PAULO LIGHT AND POWER.
RIO – o doutor JOAQUIM MURTINHO, ministro da Fazenda, segundo consta, já se mostrou favorável à venda da Companhia SOROCABANA – ITUANA a um sindicato inglês, que apresentou proposta.
SOROCABA – A Câmara Municipal, em sessão, resolveu conceder aos empresários da iluminação elétrica o prazo improrrogável de um mês para a sua inauguração.
110 a. da aprovação pelo CONGRESSO DO AMAZONAS de uma moção de congratulações ao dr. JOAQUIM NABUCO pelos relevantes serviços prestados à Pátria na questão de limites com a GUIANA INGLESA, em 14 de julho de 1904. Foi também aprovada outra moção de apoio à conduta do governo estadual na questão da reivindicação do ACRE para o AMAZONAS e de protesto contra o decreto federal que deu permissão àquele território e que o Congresso reputava ofensivo aos preceitos constitucionais. A Mesa foi autorizada a levar esse protesto ao conhecimento do Congresso Nacional.
107 a. nasce JOSÉ BASILE em 14 de julho de 1907. Pai de MAX BASILE, conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Falece em 21 de maio de 1950.
105 a. foi assinado pelo ministro plenipotenciário do BRASIL o tratado de arbitragem estabelecido entre os governos do BRASIL e da NORUEGA, em 14 de julho de 1909.
105 a. do TEATRO MUNICIPAL, do RIO DE JANEIRO, em 14 de julho de 1909.
104 a. dizem em 14 de julho de 1910 que na ilha de KAU-IUN se travou um combate entre forças portuguesas e chinesas, que parecem ser piratas. Os chineses foram desbaratados, deixando no campo grande número de mortos e feridos.
103 a. (MACEIÓ) Segundo referem os telegramas recebidos, continua pavorosa a seca em todo o interior do Estado. Em conseqüência disso ficará totalmente prejudicada a próxima safra do açúcar, do arroz e do algodão. Publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 14 de julho de 1911. 
  98 a. nasce o ex-governador ANDRÉ FRANCO MONTORO em 14 de julho de 1916. Falece em 16 de julho de 1999. Formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, na turma de 1938. Em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento, turma de 1938. Secretário–Geral do Serviço Social da Secretaria de Estado da Justiça, Em 1938/40. Procurador do Estado, em 1940. Vereador na Câmara Municipal de São Paulo (1951/52). Secretário Geral do Partido Democrático Cristão (PDC). Professor catedrático de Direito da PUC/SP, em 1946. Candidato a prefeito do Município de São Paulo (1953). Deputado Estadual (1955/59). Presidente da Assembléia Legislativa de SÃO PAULO em 1955/56. Deputado Federal (1959/63, 1963/67 e 1967/71). Presidente e líder do PDC na Câmara Federal (1965). Ministro do Trabalho e Previdência Social (1961/62). Senador da República (1971/1979 e 1979/83). Líder do MDB no Senado (1971/74). Governador de São Paulo (1983/87). Candidato à Senador em 1990. Deputado Federal em 1995/99 e 1999).
  97 a. da fundação do ESPORTE CLUBE SÍRIO. Foi no dia 14 de julho de 1917 e aconteceu de forma curiosa. Um grupo de jovens imigrantes sírios e libaneses comemorava um aniversário num quarto de pensão da rua AUGUSTA e deu de presente à aniversariante a presidência do clube, batizado como SPORT CLUB SYRIO. O primeiro jogo do time de futebol aconteceu no dia 20 de janeiro de 1918, no CLUBE FLORESTA, onde a equipe foi derrotada pelo time dos CRONISTAS ESPORTIVOS por 3 a 1. Naquele ano, conquistou o título da 2ª Divisão de SÃO PAULO e subiu para a Primeira. Com o crescimento, o clube chegou a alugar o PARQUE SÃO JORGE como sede esportiva. O SÍRIO tem inúmeras conquistas no basquete masculino. Títulos estaduais em 59,62,67,69,70,71,72,78 e 79. Títulos brasileiros: 65,68,70,71,72,78 e 79. TAÇA BRASIL em 1 989; Títulos sul-americanos: 61,68,70,71,72,78 e 79. Título Mundial em 1 979 (BRASIL). Foi vice-campeão mundial em 72 e 81 (BRASIL); terceiro colocado em 69 (EUA) e 78 (ARGENTINA). 
  96 a. nasce o diretor de cinema sueco INGMAR BERGMAN no dia 14 de julho de 1918.
  86 a. nasce o guerrilheiro ERNESTO CHE GUEVARA, em 14 de julho de 1928.
  84 a. Instalação do CPOR/SP. Com o sucesso do primeiro Centro de Preparação de Oficiais da Reserva criado no Rio de Janeiro em 1927, o então Ministro da Guerra autorizou o comandante da 2ª Região Militar, general-de-divisão Hastimphilo de Moura, a colocar em funcionamento o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo. Sua instalação foi, a princípio, nas dependências do 4º Esquadrão do 2º Regimento de Cavalaria Divisionária, sediado em Quitaúna. A primeira formatura foi realizada no dia 14 de julho de 1930, sendo comandado pelo Diretor, denominação da época para o comandante do Centro, o Capitão Aurélio Alves de Souza Ferreira. Inicialmente era formado pelos Cursos de Infantaria, Cavalaria e Artilharia e o período letivo era de dois anos tendo suas instruções apenas aos finais de semana (sistema que permaneceu por muitos anos diferente do atual com instruções ao longo da semana). Os materiais, equipamentos e animais utilizados pertenciam às unidades da área, como o 4º RI, 4º BC, 2º GIAP e IV/2ºRCD. Em 7 de novembro de 1931 se forma sua primeira turma de aspirantes sendo, 33 de Infantaria, 22 de Cavalaria e 22 de Artilharia. Ainda em 1931 transfere sua sede para a Praça dos Correios, na capital, ocupando três salas no 4º andar da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional. As instruções eram ministradas no Mackenzie College (Colégio Mackenzie) e no tiro de Guerra nº 35, permanecendo a parte prática das instruções nas unidades da Guarnição. Ao se iniciar a Revolução Constitucionalista, os alunos do CPOR/SP foram incorporados às Forças Revolucionárias por ordem do Comandante da 2ª Região Militar, general Bertoldo Klinger, participando de várias frentes de Combate. Com a derrota dos paulistas veio a extinção do CPOR/SP em 26 de setembro de 1932, mas em maio de 1934, o Ministro da Guerra, General Pedro Aurélio de Gois Monteiro, autoriza o Comandante da 2ª Região Militar, General Olympio da Silveira a reorganizar o Centro, que passa ter sede em um prédio alugado, situado na Avenida Tiradentes, nº 13. Suas aulas práticas continuam se realizando nas Organizações Militares da área, agora, também com o apoio do Regimento de Cavalaria da Força Pública do Estado de São Paulo. Em 1936 é instalado o Curso de Intendência, naquela época com a denominação de "Administração" e em 1942 se inicia o Curso de Engenharia que não haviam sido implementados antes em virtude da limitação física do Centro. Em dezembro de 1942, completa-se a transferência do Centro para um prédio alugado na Rua Abílio Soares, bairro do Paraíso, próximo a outras unidades do Exército, que apoiam os exercícios no terreno dos futuros oficiais e utilizando a área do Parque do Ibirapuera para a prática de suas instruções. O ingresso do Brasil na II Grande Guerra Mundial iniciou a mobilização nacional o que fez com que grande parte dos oficiais subalternos que combateram nos campos de batalha da Itália fossem oriundos da reserva, destes, trinta e nove eram oriundos do CPOR/SP, entre os quais o Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, que morreu em combate sendo considerado um herói de guerra. Ao final da guerra, o Exército sofreu mudanças, dentre elas a transferência da Unidade do 4º Batalhão de Caçadores. Sua sede, localizada no Solar dos Andradas, em Santana, passou, a partir de março de 1948, a ser ocupada pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo que lá se encontra até os dias de hoje. Em 1995 começa a funcionar no Centro os cursos de Comunicações e Material Bélico. Ao longo de toda sua história o CPOR/SP já formou mais de 15.000 Aspirantes-a-Oficial, contando em seus quadros com dezenas de figuras ilustres da história de São Paulo e do Brasil.
O Solar dos Andradas: A primeira data em que se tem notícia da existência desse prédio é 1734, pois no alto da colina de Santana os jesuítas instalaram a sede da fazenda, uma construção tipo solar, e uma capela. Quando da expulsão dos jesuítas em 1761 e a transferência de seus bens para a Coroa, desaparecem as informações sobre a utilização do edifício, supondo-se que o Governo Provincial passou a usá-lo como residência para algum de seus funcionários. Essa conclusão pode ser constatada pois, em 1821, residiam no solar os conselheiros José Bonifácio de Andrade e Silva e Martim Francisco e o Solar não se inclui no inventário do Patriarca feito em 1838. O edifício fez parte de um episódio de vulto na história do Brasil. Durante o período que se passou antes da independência do Brasil, o Clube da Resistência, organizado no Rio de Janeiro, enviou emissários a São Paulo e Minas Gerais. O portador da carta a São Paulo era Pedro Dias Pais Leme, que chegou na noite de 23 de dezembro, dirigindo-se imediatamente para o alto de Santana. José Bonifácio era, na ocasião, vice-presidente da província e se encontrava doente. Seu irmão Martim Francisco era secretário. As condições do tempo, com chuva torrencial e a hora adiantada impediram que os demais membros da administração provincial fossem ouvidos. Os três passaram, então, a madrugada toda redigindo um documento exigindo a permanência de D. Pedro no Brasil. Ao amanhecer de 24 de dezembro de 1823, os três saíram do Solar em Santana com destino ao centro da cidade, para providenciar a reunião dos membros do Governo, colher as assinaturas e mandar a delegação ao Rio de Janeiro. A Representação dos Paulistas foi fator preponderante para a decisão de D. Pedro de permanecer no país e foi efetivada em 9 de janeiro de 1822 conhecida, a partir de então, como o Dia do Fico. Em 1850 o solar passou a ser sede do Seminário dos Educandos de Santana, uma escola pública. Mais tarde, em 1875, o governo da província aproveitou para instalar ali um hospital para doentes de varíola. Com a mudança do hospital o local foi ocupado pela "Tramway da Cantareira", onde instalou suas oficinas em 1892. O imóvel foi desocupado em 1894, sendo transformado em quartel das tropas federais de São Paulo. A primeira Unidade ali aquartelada foi o 3º Regimento de Artilharia de Campanha, e a seguir todas as forças do Exército estacionadas em São Paulo. A deterioração do edifício se tornou cada vez mais acentuada e, em 1915, foi demolido. Neste mesmo ano iniciou-se a construção de um novo prédio, concluído em 1917 e inaugurado em 15 de novembro, com a instalação da 1ª Companhia do 43º Batalhão de Caçadores. A seguir foram construídos dois pavilhões laterais que abrigaram as 2ª e 3ª Companhias. Em 1919 a 6ª RM passou a ser denominada 2ª RM e o 43 BC transformou-se em 4º Batalhão de Caçadores. Foram construídas as garagens em 1941, e em 1946 demoliu-se um pavilhão para o erguimento da Companhia de Metralhadoras, atual Companhia de Comando e Serviços. De 3 a 10 de março de 1948 transfere-se para o prédio o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo onde permanece até hoje.
Láureas militares: Como reconhecimento da atuação em favor do Movimento Constitucionalista, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, outorgou a Medalha da Constituição ao CPOR/SP, homenageando sua bandeira com a láurea em 1962. Quatro anos mais tarde a Sociedade de Veteranos de 1932 condecora o estandarte do Centro com o Florão e a Medalha MMDC A 4 de agosto de 1962, o Exmo Sr. Presidente da República, na qualidade de Grão Mestre da Ordem do Mérito Militar, agracia o Pavilhão Nacional do CPOR/SP com as insígnias dessa ordem. Em 15 de Abril de 1980, o Estandarte do CPOR/SP é condecorado com a Medalha Governador Pedro de Toledo e com a Medalha MMDC, pela Associação dos Veteranos. Em 28 de junho de 1994, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, através de seu pavilhão, foi homenageado pelo Tribunal Superior do Trabalho com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, em retribuição aos serviços prestados pelo Centro. Em 30 de outubro de 2003, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, através de seu estandarte, foi homenageado pelo Conselho da Ordem do Ministério Público Militar, que concedeu a Ordem do Mérito Público Militar.
  82 a. da carta de SANTOS DUMONT referente à Revolução de 1932, escrita no dia 14 de julho de 1932:
MEUS PATRÍCIOS:
Solicitado pelos meus conterrâneos moradores neste Estado, para subscrever uma mensagem que reivindica a ordem constitucional do País, não me é dado, por modéstia, sair do refúgio a que forçadamente me recolhi, mas posso ainda, por estas palavras escritas, afirmar-lhes não só o meu inteiro aplauso, como também o apelo de quem, tendo sempre visado da glória da sua pátria dentro do progresso harmônico da humanidade, julga poder dirigir-se em geral a todos os seus patrícios, como um crente sincero em que os problemas da ordem política e econômica que ora se debatem, somente dentro da lei magna poderão ser resolvidos, de forma a conduzir a nossa pátria à superior finalidade dos seus altos destinos.
VIVA O BRASIL UNIDO !       
                                                   (Assinado) SANTOS DUMONT 
SANTOS DUMONT suicidar-se-ia em 23 de julho de 1932, no GUARUJÁ. Essa data foi de grande luto para as forças constitucionalistas, pois, além de SANTOS DUMONT, também morreria o GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO (na época, CORONEL COMANDANTE GERAL DA FORÇA PÚBLICA).
  82 a. do manifesto assinado por dom DUARTE LEOPOLDO E SILVA, arcebispo Metropolitano de SÃO PAULO; monsenhor GASTÃO LIBERAL PINTO, vigário-geral; JOSÉ MARIA WHITAKER, diretor do BANCO COMERCIAL; FRANCISCO PAIS LEME DE MONLEVADE, diretor da Estrada de Ferro SOROCABANA; GUILHERME DE ALMEIDA, da Academia Brasileira de Letras; CANTÍDIO DE MOURA CAMPOS, diretor da Faculdade de Medicina; desembargador COSTA MANSO, presidente do Tribunal de Justiça, e PLÍNIO BARRETO, presidente do Instituto dos Advogados, intitulado “AO POVO BRASILEIRO” acentuando: “SÃO PAULO não pegou em armas para combater os seus queridos irmãos dos outros Estados, nem para praticar a loucura de separar-se do BRASIL, mas unicamente para apressar a volta do País ao regime Constitucional. Enganam-se os que supõem que a atitude de SÃO PAULO esconde propósitos separatistas e é obra de partidarismo político. Podemos afiançar que é essencialmente nacionalista e sem o mais leve colorido partidário.” 
  82 a. na frente de ITARARÉ, em 14 de julho de 1932, o Movimento Constitucionalista obtinha valiosa adesão do 5º REGIMENTO DE CAVALARIA DO EXÉRCITO, sediado em CASTRO, Estado do PARANÁ, que constituía o setor mais avançado das forças ditatoriais na frente sul. Aquele Corpo de Cavalaria, comandado pelo TENENTE ASSUNÇÃO, foi enviado para a frente NORTE (a pedido do tenente, que não queria enfrentar seus companheiros do SUL), fronteira com o Estado do RIO, que se achava sob o comando do CORONEL EUYCLYDES FIGUEIREDO. Quando esse Regimento desfilou pelas ruas de SÃO PAULO, em direção à estação da CENTRAL DO BRASIL, foi recebido por imensa multidão, que o aplaudiu delirantemente, enquanto as moças paulistanas atiravam flores sobre os soldados.  
  78 a. nasce MÁRCIO EMMANUEL MOREIRA ALVES, em 14 de julho de 1936, em família de tradição política. Era filho de MÁRCIO DE MELO FRANCO ALVES, que foi prefeito de PETRÓPOLIS (RJ) e secretário de Finanças da GUANABARA, no governo NEGRÃO DE LIMA (1965-1971), e de BRANCA DE MELO FRANCO, influente no meio católico. Seu avô, HONORATO JOSÉ ALVES, fora deputado na Velha República por MINAS, e era parente dos MELO FRANCO mineiros.
MÁRCIO chegou à política pelo jornalismo, projetado pelo CORREIO DA MANHÃ, jornal do RIO onde começou a carreira aos 17 anos. Tornou-se nacionalmente famoso ao cobrir uma sessão da Assembléia de ALAGOAS que julgaria processo de impeachment contra o governador MUNIZ FALCÃO, mas degenerou em tiroteio entre parlamentares. Mesmo baleado, em um tempo sem Internet e de comunicações difíceis, o repórter mandou a matéria – e ganhou o Prêmio ESSO, o mais importante do jornalismo brasileiro, daquele ano.
Curiosamente, o jornalista – que se bacharelou em ciências jurídicas e sociais pela hoje Universidade do Estado do RIO DE JANEIRO – apoiou inicialmente o golpe de 1964, por ser adversário do presidente JOÃO GOULART. Mas logo passou à oposição, ao lado de colegas como EDMUNDO MUNIZ, HERMANO ALVES, OTTO MARIA CARPEAUX e CARLOS HEITOR CONY, no CORREIO DA MANHÃ, que nos primeiros dias do golpe se tornou oposicionista, depois de apoiar o movimento militar.
Das páginas do jornal, MÁRCIO comandou a campanha contra a tortura, denunciando casos de brutalização de prisioneiros políticos em todo o País. As denúncias viraram um livro: TORTURAS E TORTURADOS. Em 1966, MÁRCIO foi eleito deputado, ao lado de HERMANO, pelo MDB, já que em 1965 o AI-2 extinguira o sistema partidário anterior e instituíra o bipartidarismo.
Depois de se exilar no CHILE, ainda em dezembro de 1968, MÁRCIO esteve em mais de 40 universidades na AMÉRICA LATINA e EUA, foi para a FRANÇA, onde se doutorou pela Fundação Nacional de Ciências Políticas de PARIS. Pouco depois, em 1974, foi para LISBOA, onde se tornou professor do Instituto Superior de Economia. Enquanto isso, era processado pelo regime militar no BRASIL. Em 1977, chegou a ser indiciado em inquérito instaurado no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) do RIO por causa da redistribuição no BRASIL do livro SUOR E ALEGRIA:OS TRABALHOS DE CUBA, editado em PORTUGAL. Em 1978, porém, a investigação foi arquivada.
O ex-deputado retornou ao BRASIL em 1979, anistiado. Tentou voltar à Câmara em 1982, pelo PMDB, mas não conseguiu. O BRASIL mudara: o CORREIO DA MANHÃ fechara, o MDB se esfacelara, a ditadura agonizava. Nos anos 1990, já desfiliado do PMDB,voltara à imprensa, colaborando como colunista no ESTADO e em O GLOBO.
Casado com a francesa MARIE BREUX MOREIRA ALVES, MÁRCIO vem a falecer às 18:25 horas de 4 de abril de 2009, aos 72 anos. Ele estava internado havia cinco meses no Hospital SAMARITANO, no RIO, devido a um acidente vascular cerebral sofrido em 2008. O corpo foi velado na Assembléia Legislativa do RIO e cremado em 5 de abril de 2009, no cemitério do CAJU.    
  69 a. falece minha bisavó ANTÔNIA, em 14 de julho de 1945.
  63 a. da primeira vitória da FERRARI na FÓRMULA UM. JOSÉ FROILAN GONZALEZ, o "EL CABEZON" venceu o GP da Grã-Bretanha. JUAN  MANUEL  FÂNGIO, da ALFA-ROMEO, chegava em segundo lugar, no dia 14 de julho de 1951.  
  56 a. em uma revolução no IRAQUE é assassinado o rei FAISAL II, em 14 de julho de 1958. A morte do monarca foi o ápice de um golpe de Estado dirigido por ABDUL KARIM QASIM. Em 1963, veio o troco: a CIA apoiou o golpe que colocou o GENERAL ABDUL SALAM ARIF no governo. Ele morreu em 1966 e deu lugar a seu irmão, que, dois anos depois, foi deposto por AHMED HASSAN AL-BAKR. No decorrer da década de 1970, AL-BAKR foi perdendo influência para seu vice-presidente, SADDAM HUSSEIN, que assumiu o poder em 1979.
  56 a. nasce o filho do  NOGUEIRA, THOMAZ  DE AQUINO, em 14 de julho de 1958.
  50 a. das anotações feitas em 14 de julho de 1964 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 5º - 6 anos e 40 dias na FORÇA PÚBLICA – 52 dias como 2º TENENTE – 299 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Como MARIA fosse levar nossa filha MARIZETE até o Ambulatório CRUZ AZUL, a fim de fazer uma consulta com o oculista, viajamos juntos no ônibus VILA AURORA.
No BG, depois das ordens dadas pelos comandante e subcomandante, distribuo as minhas na secretaria, sendo que o 1º SARGENTO SEVERINO faz sua estreia como correspondente.
Nem bem tinha começado a olhar a documentação e eis que sou chamado pelo Comandante NÓBREGA. O civil RUBEM CÂNDIDO, intimado para prestar declarações no IPM, chega ao quartel. É a oitava testemunha do caso do 1º SARGENTO SEBASTIÃO LUIZ DA FONSECA e sou obrigado a tomar seus depoimentos por termo. Comandante NÓBREGA tinha visitas: TENENTE-CORONEL DOMÍCIO SILVEIRA e MAJOR WILSON ALVES DE ANDRADE e, nessas condições, desencadeei a inquirição sozinho.
Eram quase 10 horas quando posso voltar à secretaria, mas novo caso está para surgir. Chega o MAJOR SADOC CHAVES SIMAS para ser ouvido em IPM e novamente vejo a situação ser atrapalhada.
Assim se encerra o expediente da terça feira e, tenho sorte de ter escolhido o 1º SARGENTO SEVERINO como correspondente,. Pois na sua função ele consegue desempenhar a missão.
Permaneço no BG até às 14 horas, deixando o quartel com o 1º TENENTE OSWALDO DE SORDI que me leva até o início da VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, em seu jeep.
Passo pela 20ª Delegacia (ÁGUA FRIA) com a finalidade de buscar o relatório do interrogatório policial a que responde o 1º SARGENTO SEBASTIÃO LUIZ DA FONSECA. Acontece que ainda não terminaram o inquérito naquela delegacia.
Em casa, encontro meu filho MÁRIO adoentado. Tinha caído violento tombo do tanque e se machucara na cabeça.
Descanso à tarde e assisto nesta noite: REPÓRTER ESSO – sétimo capítulo da novela “SE O MAR CONTASSE” – ALÕ DOÇURA! – O MUNDO ALEGRE DE JOSÉ VASCONCELOS – O COMBATE.
  49 a. Junta Militar do EQUADOR impõe a lei marcial em GUAIAQUIL em 14 de julho de 1965. Estudantes do país promovem revoltas contra a imposição.
  43 a. dos 1o., 2o. e 3o. Batalhões de Trânsito e dos 3o., 8o. e 13o. Batalhões de Polícia Militar Metropolitano. Foram inaugurados no dia 14 de julho de 1971.
  42 a. das anotações de 14 de julho de 1972: “O 31º BPM comemora hoje o seu primeiro aniversário de existência. Como não poderia deixar de ser, vou assistir a solenidade. Chego no Batalhão às 8 horas. A tropa formada está sendo comandada pelo CAPITÃO SIQUEIRA e me lembro que seria eu o comandante da tropa, caso não estivesse na Auditoria Militar. Vários oficiais estão presentes, representando Unidades: TENENTE JOSELITO, do Regimento de Cavalaria “NOVE DE JULHO”, TENENTE IRENO, do Serviço de Finanças e outros. Permaneço até tarde no 31º BPM. O MAJOR DARIO RIBEIRO não aceita as ponderações do PRIMEIRO-TENENTE SOBREIRO e, inclusive, quer tirá-lo do comando interino da subunidade, talvez até transferi-lo de Batalhão. Sua situação não é boa no 31º BPM. A viatura parece-me que irá hoje para o ST. O soldado ARLINDO está convalescendo, bem como o próprio TENENTE SOBREIRO. O TENENTE JOÃO responde pelo comando da 2ª Companhia de RP. Regresso a GUARULHOS com o SARGENTO DORGAL BORGES. Almoço no PINHAL. Mais tarde, estou a caminho da Auditoria. Temos dois julgamentos nesta data. O primeiro é do soldado MOZART FORNAZIER, incurso no artigo 210 do novo Código Penal Militar, por ter em 9 de julho de 1969 disparado sua arma, acidentalmente, no interior de um Banco, indo a bala ferir o pé do soldado LAURO LIMA DOS SANTOS. Depois vamos julgar o soldado JOSÉ SILVESTRE DA SILVA que, em 9 de novembro de 1968, agrediu um componente de uma RP, querendo defender um seu amigo, desertor. Está incurso no artigo 177 do novo Código Penal Militar. O promotor WILSON NORA atua nos dois julgamentos. A doutora MARLENE defende MOZART e o doutor GUMBLETON o SILVESTRE. Na sala secreta, depois de ligeiras discussões entre os membros do Conselho, absolvemos por unanimidade de votos, os dois réus. Amanhã, nada teremos na Auditoria. O julgamento marcado para quinta-feira foi adiado. Regresso a GUARULHOS, viajando num ônibus JARDIM PARAVENTI, que vou tomar no PARQUE DOM PEDRO II. A RP 49 está sem gasolina. A viagem é sofrível, bastante demorada. No PINHAL, chego às 19:30 horas. Lá fico até às 22:30 horas. Em casa, assisto o final do jogo BRASIL 1 x TCHECOLOSVÁQUIA 0, pelo canal 2. Trata-se de um amistoso. TOSTÃO marcou o gol.
  42 a. morre o escritor mexicano EMÍLIO ABREU GÓMEZ, em 14 de julho de 1972.
  41 a. falecem: o cantor CIRO MONTEIRO e o ator LON CHANEY JÚNIOR, em 14 de julho de 1973.
  35 a. aprovada uma nova constituição no PERU, em 14 de julho de 1979. O documento propunha uma democratização imediata do país.
  35 a. casamento JOÃO e GISLEIDE, em 14 de julho de 1979. LUCINDA levanta às 5 horas. Um curto circuito na instalação da água quente e a queima da cortina são os primeiros contratempos deste sábado. Também um vazamento de água causa bastante amolação. Por volta das 10 horas vai acontecer o casamento do civil do JOÃO e GISLEIDE. Dona ESMERALDA e Sr. JOSÉ THOMAZ são seus padrinhos. O casal recebe muitos presentes. Levamos vários deles para a casa da Avenida QUATRO BARRAS. LUCINDA demonstra preocupação com o casamento. Na residência dos pais da noiva há muita correria.
Por volta das 14 horas, o CABO PM CALIENTE foi buscar na Rua ENÉAS DE BARROS o Sr. FULGÊNCIO e dona LINA.
Às 17 horas realiza-se o casamento religioso na Igreja do COCAIA. Os convidados de ambas as famílias vão se reunir: dona ESMERALDA, Sr. JOSÉ THOMAZ, dona DEOLINDA, Sr ABÍLIO, MARGARIDA, PAULO, AMÉRICO, JOSÉ MOREIRA, Sr PAULO FRANCISCO, MILTON e demais parentes.
Casados no religioso, a festa passa a ser na casa da GISLEIDE. Ali estamos também com os pais da noiva (dona DEUZITA e senhor ANTÔNIO). Começam as brincadeiras com os noivos. A ROTA 367 “prende” os noivos. Leva para o centro de GUARULHOS. Os soldados companheiros do JOAO fazem com que os dois bebam num bar algemados. Uma outra viatura vai até a casa onde o casal passaria a “lua-de-mel” e amarram um grande numero de latinhas no estrado da cama.   
Enquanto isso prossegue a festa com a presença de muita gente. O PM ALOÍSIO vem com sua família. Senhor HENRIQUE, dona AMÉLIA e seus parentes. Enfim é um verdadeiro congraçamento em torno desse casamento. A festa vai se encerrar quase à meia-noite quando levamos o casal para a casa da Avenida QUATRO BARRAS.
  32 a. ZANELATO (TENENTE DA RESERVA) na PROMOTORIA PÚBLICA. Deixou a PMESP para seguir a carreira de promotor, em 14 de julho de 1982.     
  32 a. termina a guerra entre ARGENTINA e REINO UNIDO pelas ILHAS MALVINAS, em 14 de julho de 1982. O conflito foi encerrado após a rendição do exército argentino.
  27 a. transf. reserva: CORONEL PM ADOLFO SEGURA DE CASTRO, em 14 de julho de 1987. Outras anotações nesta data: Tivemos uma grande preocupação em torno da primeira verificação de DOUTRINAS DE SEGURANÇA. Faremos as provas de MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS e SEGURANÇA NACIONAL agora cedo. Às 8 horas começa a verificação corrente. Não há novidades em MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS. No entanto o TENENTE-CORONEL PM TERRA demonstra ser um péssimo professor. Sua prova de SEGURANÇA NACIONAL revolta todos os oficiais-alunos do CSP. Temos de ficar em classe, fazendo essa prova, até 11:30 horas. Queria ele saber os papéis da Policia Militar face a Constituição Federal. O TENENTE-CORONEL PM MILTON revolta-se e diz algumas verdades para o TERRA.
Conhecemos hoje as notas de DIREITO CONSTITUCIONAL e de DIREITO PENAL MILITAR. Em ambas tirei 9,5. Os TENENTES-CORONÉIS PM MILTON, ANTÔNIO e ROSAS tiraram 10 em ambas.
Procuro descansar um pouco na hora do almoço. O PM BATISTA está com o GOL preto no Posto de Serviço da VERGUEIRO, tratando do carro.
ECONOMIA: Professor TITO LIMA dá as suas 11ª d 12ª aulas falando sobre sua experiência no campo jornalístico.
INFORMÁTICA: são as aulas 13 e 14 do Professor OSMAR. Explica-nos os sistemas de Gestão, Informação e Processamento.
Nesta tarde converso por telefone com o TENENTE-CORONEL PM MENDES. Quer notícia do oficial aluno do CSP pertencente à PM do RIO. Fico sabendo que o MAJOR PM PORFÍRIO apresentou-se no CPChq no dia 10 de julho. Saiu do CPAM-1 por causa da suspeita de furto de lanches e álcool.
Sinto-me bem cansado neste final de 14 de julho. Meu motorista, CABO PM PICIRILLO, foi apresentado ontem à Companhia que cuidará da Escola de Sargentos, turma dos “jurunas”, isto é, dos cabos velhos que farão apenas estágio para a promoção a 3º Sargento.    
  24 a. eleito o novo Secretariado do Partido Comunista da URSS, liderado por MICKHAIL GORBACHOV, em 14 de julho de 1990.
  22 a. transf. reserva:  CORONEL PM ALFREDO FERREIRA DE CAMARGO FILHO, em 14 de julho de 1992.
  22 a. de “ANOS REBELDES”. A minissérie de GILBERTO BRAGA teve início em 14 de julho de 1992 e foi até 14 de agosto do mesmo ano. Entrou para a história por ter incentivado o movimento dos caras-pintadas, que culminou com o impeachment do ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO. Ambientada no RIO DE JANEIRO, entre 1964 e 1979, época da ditadura, a trama mostra os conflitos típicos do período. Foi estrelada por MALU MADER, CÁSSIO GABUS MENDES e CLÁUDIA ABREU, uma jovem alienada que muda e entra na luta armada.   
  22 a. da denominação do viaduto que liga a Avenida DOUTOR ARNALDO à CONSOLAÇÃO – OKUHARA KOEI – desde 14 de julho de 1982. Trata-se do comunicador pioneiro em programas da colônia japonesa. Nascido em OKINAWA, chegou adolescente ao BRASIL. No início dos anos 1960, arrendou espaço na rádio SÃO PAULO para transmitir o MENSAGEM MUSICAL NIPÔNICA, embrião do televisivo IMAGENS DO JAPÃO, lançado em 1965 na TV RECORD e apresentado por sua mulher ROSA MIYAKI. Ligados à família MACHADO DE CARVALHO, detentora das Emissoras Unidas, os irmãos KOEI e MÁRIO compraram, num lance só, os prefixos DIFUSORA DO GUARUJÁ, GUARULHOS e SANTO AMARO (atual RÁDIO MULHER). Nesta última, revelou BÓRIS CASOY como comentarista de beisebol, falando ao vivo do estádio do BOM RETIRO. Faleceu em acidente de carro, na madrugada do show da cantora MISORA HIBARI, que lotou o IBIRAPUERA, em 1969.
  20 a. do desfile de tropas alemãs em cima de tanques PANZER pelo CHAMPS ELISÉES, pela primeira vez desde a II GUERRA MUNDIAL, em uma poderosa demonstração da reconciliação européia. O evento marcou a última participação de FRANÇOIS MITTERRAND como presidente da FRANÇA nas comemorações da QUEDA DA BASTILHA. “A FRANÇA hoje honra os Corpos de Exército Europeus, cuja presença é testemunha do desejo compartilhado por nossos povos de construir juntos um futuro”, disse MITTERRAND. Em 14 de julho de 1994.
  18 a. falece o técnico de futebol AFRÂNIO FRANCISCO RIUL, em desastre de carro, em 14 de julho de 1996.   
  17 a. de BÓRIS CASOY no JORNAL DA RECORD, em 14 de julho de 1997.
  17 a. milhões de pessoas saem às ruas da ESPANHA para protestar contra a violência do grupo separatista ETA, em 14 de julho de 1997. Os terroristas haviam assassinado o conselheiro MIGUEL ANGEL BLANCO. Foi a maior manifestação popular já registrada no país. Outras anotações nesta data: nesta segunda-feira saio de casa às 6:40 horas. Aproveito esse bom tempo para exercer a função de secretário no MMDC na condecoração do estandarte do 3º BPMM, na festa de aniversário da Unidade. Encontro-me com o CORONEL ARY CANAVÓ no pátio do 1º BPChq. Deixo ali o meu carro e aguardamos a chegada do TENENTE PM HÉLIO, da SJD do 3º BPMM, que vem nos buscar com seu carro. Passamos pela casa do veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA, a fim de levá-lo à solenidade na qualidade de Comandante do Exército Constitucionalista. Chegamos bem cedo no 3º BPMM. Conheço esse batalhão desde 1989. Com o CORONEL PM UBIRAJARA PISANI, então Comandante do Policiamento Metropolitano, estivemos presentes numa solenidade. O TENENTE-CORONEL PM SOUZA, na época, era o Comandante. O 1º Comandante dessa OPM, oriunda da extinta Guarda-Civil, foi o CORONEL PM CASTILHO. Sucedeu-o o TENENTE-CORONEL PM WÁLTER CAVALCANTE DE BARROS. O atual Cmt, o TENENTE-CORONEL PM JOÃO BATISTA, cumprimenta-nos. Ali encontro o CAPITÃO PM RIVALDO. Ele trabalhou comigo na área centro nos anos 1980. Os oficiais vêm conversar conosco, bom como os convidados para essa solenidade: CORONEL PM JUIZ ANTÔNIO AUGUSTO NEVES, DEPUTADO FEDERAL ARNALDO FARIA DE SÁ, o príncipe GASTÃO DE ÓRLEANS E BRAGANÇA. O TENENTE-CORONEL PM NÓBREGA (atualmente é o Comandante Interino do CPA/M-2, a quem está subordinado o 3º BPMM), TENENTE-CORONEL PM VILLAR e muitos outros oficiais. Por uma especial deferência das autoridades presentes, o CORONEL ARY CANAVÓ preside a solenidade. Condecora o estandarte do batalhão e faz uso da palavra. Para a solenidade a importância do 14 de julho relembra a Queda da Bastilha e a partida dos primeiros batalhões para a frente de batalha na Revolução Constitucionalista de 1932. Depois do desfile da tropa, temos a inauguração de um painel que representa a atuação do batalhão na área sul, pintado por um cabo. Participamos do coquetel e uma viatura leva-nos até o metrô ANA ROSA.
No MMDC, temos uma intensa atividade junto a pessoas que estão procurando a Sociedade após o 9 de Julho. O Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA não está bem de saúde. Anda muito nervoso ultimamente. Às 16 horas, acompanho-o até o Metrô.
O governador MÁRIO COVAS anunciou hoje uma proposta de aumento para as polícias civil e militar, variando de 5,1% a 34%. Os oficiais e delegados de polícia não terão reajustes em seus vencimentos. Os representantes das entidades saíram insatisfeitos com os índices apresentados. O Comando da PM mantém esquema para coibir protestos nos quartéis. Os subtenentes e sargentos não aceitam os reajustes que variam entre 8,5% e 17%. E os oficiais que não terão reajustes como se portarão?
Com câncer em vários órgãos e dificuldades para custear o tratamento, o ex-árbitro de futebol DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHILIA enfrenta a maior batalha de sua vida. Sente-se abandonado.     
  16 a. falece RICHARD Mc DONALD'S, empresário norte-americano, criador do conceito FAST FOOD (lanches rápidos), em 14 de julho de 1998. Criou a rede Mc DONALD´S, a maior do mundo. Outras anotações feitas nesta data: melhora o tempo, mas pioro das dores da “gota” no pé esquerdo. Caminhando com dificuldade vou para o Quartel do Comando Geral a fim de participar de uma reunião de avaliação dos trabalhos da Polícia Militar nos festejos do NOVE DE JULHO. Ali já se encontram: CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO, TENENTE-CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, MAJOR PM MOURISCO, MAJOR PM FABIÃO, CAPITÃO PM MONTANHER e muitos outros oficiais. O CORONEL PM VALDIR SUZANO, Coordenador Geral do evento, abre a reunião. Pouco tempo fica conosco porque tem inúmeros afazeres no CPM. O CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO ouve todos os oficiais após sua explanação dos pequenos senões que aconteceram durante a solenidade. O TENENTE-CORONEL PM CAPELÃO VILLANO e oficiais da DP, DSIST, DAL, CPChq, CPI, DS e outros expõem seus pontos de vista. Isso vai até mais de 13 horas. Apesar de tudo, o saldo é altamente positivo. Ao tentar sair do Salão de Conferências percebo que estou bem ruim da “gota”. Acompanho o CORONEL PM MENDES até o BANESPA. Vamos almoçar no TRASMONTANO. Ali encontramos o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, recém-saído de uma operação da próstata. Está bem. No MMDC, o CORONEL ARY CANAVÓ já começa o seu trabalho de solapar o Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, comprometendo a Sociedade. Recebemos algumas visitas: veterano MANUEL DE OLIVEIRA, MÁRIO MARGARIDO e outras pessoas. O CORONEL PM GUIMARÃES manda uma processadora PENTIUM, com impressora, scanner, etc. Leva o computador antigo.
Franceses e brasileiros festejaram hoje o fim da COPA DO MUNDO em grande estilo. Em PARIS, os campeões mundiais foram as principais estrelas na solenidade comandada pelo presidente JACQUES CHIRAC em comemoração ao 14 de julho – data que marca a REVOLUÇÃO FRANCESA de 1789. No BRASIL, os jogadores da seleção de ZAGALLO foram recebidos como heróis. Em BRASÍLIA, primeira escala do avião fretado pela CBF, os vice-campeões da COPA DA FRANÇA foram homenageados pelo Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, que entregou a todos os atletas e integrantes da Comissão Técnica a medalha do Mérito Nacional.     
  15 a. do infarto sofrido por ANDRÉ FRANCO MONTORO, quando iria embarcar para o MÉXICO, no AEROPORTO INTERNACIONAL de CUMBICA, em 14 de julho de 1999.       
  15 a. ARGENTINA e REINO UNIDO firmam, em LONDRES, um acordo que permite o acesso de argentinos às ILHAS MALVINAS, em 14 de julho de 1999. Este foi um grande passo para a normalização das relações entre os dois países, que se enfrentavam desde a década de 1980 pela soberania do arquipélago.
  15 a. outras anotações em 14 de julho de 1999 (quarta-feira): proposto ontem o intercâmbio COLÉGIO MILITAR e o COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES, de FEIRA DE SANTANA. A respeito desse assunto, converso nessa manhã com o Professor ROGER, às 10:20 horas.
Passo pela Corregedoria Militar. Converso com os CORONEIS PM GUIMARÃES e FELIZARDO e TENENTE PM GUEDES. Peço ao CORONEL PM GUIMARÃES que apronte a Ata da Reunião do CONSELHO SUPREMO, de 28 de abril, quando houve a eleição para a Presidência da Diretoria Executiva. Essa ata precisa ser registrada e levada ao BANESPA para regularizar os nomes dos dirigentes do MMDC que assinarão os cheques daqui por diante. Discutimos também a problemática da entrega das Medalhas em 2 de outubro.
A presença do indivíduo ANT no MMDS deixa-me preocupado. Diz o SILVA que esse sujeito irá para o RIO ainda nesta semana. NADAI está acompanhando o NILDO.
No MMDC, o senhor GERALDO FARIA MARCONDES liga-me de ITAPECERICA. Quer ele escrever uma carta para o Secretário de Restauração de Obras, EMANUEL VON LAUENSTEIN MASSARANI, para uma reunião na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para explicar como será feita a Restauração do Monumento Mausoléu. Ontem, o JORNAL METRÔ-NEWS SUL publicou uma reportagem sobre o Monumento.
CORONEL ARY CANAVÓ ainda não esqueceu a Sociedade. Vem propor que se organize uma comitiva para assistir aos funerais do ex-presidente da República, JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO. Acontece que o GENERAL FIGUEIREDO está bem vivo. Esteve internado numa UTI, mas já passou pela pior crise.
O corpo do empresário HENRIQUE LUÍS VARÉSIO, um dos sócios da Universidade de GUARULHOS e do INTERNACIONAL SHOPPING, foi encontrado hoje por PMs numa matagal próximo do km 9 da ESTRADA DAS ROSEIRAS, no Município de MAIRIPORÃ. VARÉSIO estava desaparecido desde o dia 8 de julho. O prefeito JOVINO CÂNDIDO, de GUARULHOS, confirma as acusações contra 13 vereadores em um depoimento de seis horas na Delegacia Seccional de GUARULHOS.
JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, “marido” da MARLENE, mais uma vez “enche a cara” e vem trançando as pernas. A MARLENE tem uma discussão bem áspera com esse indivíduo que não se emenda. É trabalhador, mas alcoólatra.
O BRASIL vence o MÉXICO por 2 a 0 e se classifica para a final da COPA DA AMÉRICA, contra o URUGUAI.
BRASIL: DIDA; CAFU, JOÃO CARLOS, ANTÔNIO CARLOS e ROBERTO CARLOS; FLÁVIO CONCEIÇÃO (BETO), ÉMERSON, ZÉ ROBERTO E RIVALDO; AMOROSO (ALEX) e RONALDINHO (RONALDO ASSIS). Os gols foram de autoria de AMOROSO, aos 24 minutos e RIVALDO, aos 42 minutos do segundo tempo.
ANDRÉ FRANCO MONTORO, que hoje completou 83 anos, iria embarcar no aeroporto de CUMBICA, com destino ao MÉXICO, quando foi surpreendido por um infarto. Levado ao INCOR, sofreu uma ANGIOPLASTIA para desobstruir uma artéria entupida. Fica internado na UTI. Seu estado de saúde é grave. Está sedado e respira com o auxílio de equipamentos. 
  14 a. da transferência do julgamento do Cel. UBIRATAN GUIMARÃES responsável pelo Massacre do Carandiru, em 2 de outubro de 1992, de 18 de julho para a primeira quinzena de setembro de 2000. Em 14 de julho de 2000.
  14 a. de uma reunião do Presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, com os coronéis VALDIR SUZANO, GUIMARÃES, RENALDO, ROBERTO LEMES e VENTURA, para os estudos referentes ao futuro do MMDC uma vez que a situação financeira é muito ruim e o Sr. MARCONDES ter anunciado que irá  pedir  afastamento para tratamento  da saúde, em 14 de julho de 2000.    
  14 a. falece o físico australiano MARK OLIPHANT, aos 98 anos, em 14 de julho de 2000. Foi um dos formuladores do PROJETO MANHATTAN, que desenvolveu a bomba atômica americana nos anos   40.
  14 a. um júri de MIAMI autoriza o pagamento de uma indenização milionária a fumantes da FLÓRIDA por parte das fabricantes de cigarro, em 14 de julho de 2000. A sentença obrigava os fabricantes a pagar 145 milhões de dólares aos fumantes lesados pelo uso do cigarro. As indústrias tabagistas recorreram.

ACONTECEU EM 14 DE JULHO DE 2001 :-    SÁBADO

Estou gripado. Uma tosse irrita a minha manhã de sábado. Assisto o treino classificatório para a corrida de amanhã. O GRANDE PRÊMIO de Fórmula ! da INGLATERRA tem como POLE POSITION MICHAEL SCHUMACHER. Ele consegue a sua 40ª pole da carreira e vai-se aproximando da marca de AYRTON SENNA, de 61 poles. Amanhã, se o alemão vencer, igualará o recorde de AYRTON SENNA, de 51 vitórias.

O CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES conversa por telefone comigo acerca do que está acontecendo na Soc. Vet. de 32- MMDC, marcando um encontro comigo na segunda-feira, dia 16, para discutirmos os destinos nossos na Sociedade. Sou claro a ele em dizer que não serei mais secretário de um presidente relapso, omisso e confuso. Deverei retirar meus pertences nesse dia. O filho do Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, o FLÁVIO AUGUSTO, também quer saber de detalhes do que está acontecendo na Sociedade.
Logo mais, ainda na parte da manhã, telefona-me o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Conta ele que os coronéis GUIMARÃES e SUZANO estiveram em sua casa, no final da tarde de ontem, onde discutiram a posição do Cel. MELLO ARAÚJO em querer continuar na presidência depois de toda a confusão que fez. Ficam sabendo de minha demissão como secretário. Os tais telefonemas fonados para os conselheiros, avisando que não haverá a reunião do CONSELHO SUPREMO de 17 de julho não foram passados. O CORONEL PM MELLO pretende fazer isso na segunda-feira, dia 16.

GUARULHOS sofre um APAGÃO no bairro onde moramos, por volta das 16 horas.  Um helicóptero da polícia civil caiu na altura do km 88 da rodovia FERNÃO DIAS, perto da favela SÃO RAFAEL, em GUARULHOS, derrubado por bandidos. Dois delegados - OTÁVIO MARCOS CORREIA TROVILLO e JOSÉ MAURÍCIO DE AGUIAR CERCIARI - e um investigador - JOSÉ OSÓRIO - morreram nessa queda do PELICANO DOIS. Segundo testemunhas, a aeronave foi atingida por uma bala durante tiroteio entre policiais e bandidos. Descontrolado, o PELICANO DOIS ainda bateu em cabos da rede de alta-tensão antes de cair no terreno de uma transportadora. O único sobrevivente é o investigador MARCOS AURÉLIO DE TOLEDO, de 27 anos, que passou por uma cirurgia durante a noite, mas encontra-se em estado grave.
O Delegado CERCIARI é sobrinho do Cel. Res. GUARACIABA DE AGUIAR e, nos anos 1980, por intervenção do JOÃO DE DEUS NOGUEIRA, participamos de alguns almoços. Naquela época, CERCIARI iniciava seus trabalhos nos helicópteros da polícia-civil.
GUARULHOS sofreu durante algumas horas um apagão forçado. No nosso bairro, isso durou das 16 horas às 20 horas e meia. 

FALECEU a atriz WANDA LACERDA, aos 75 anos, vítima de um edema pulmonar. Ela participou de varias novelas e seriados da GLOBO, entre eles QUEM É VOCÊ? e TORRE DE BABEL. Atualmente, trabalhava na peça MULHER SEM PECADO, de NELSON RODRIGUES, na qual fazia uma senhora muda e demente. A atriz se destacou por sua militância política, que a levou a presidir o Sindicato dos Artistas na época da ditadura militar. No teatro, alguns desempenhos importantes em :
QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOOLF?, A INVASÃO, CHÃO DOS PENITENTES e A VIDA IMPRESSA EM DÓLAR.
Os jornais de hoje publicam os necrológicos do CORONEL PM Ref RODOLPHO ASSUMPÇÃO, falecido em 7 de julho e do delegado de polícia aposentado RENATO D´ANDREA, em 9 de julho, com a idade de 69 anos.

ASSISTO O FILME NA GLOBO - ASSASSINATO PERFEITO -
Advogado apaixona-se por bela mulher surda-muda e a ajuda a matar o marido. Vai adiante e resolve defendê-la no tribunal, mas muitas surpresas o aguardam. Já na madrugada: CINE SINISTRO com o filme GRITO DE HORROR.

2 002  :  -   DOMINGO
O JORNAL DA TARDE mostrava, na edição de hoje, o acidente na VIA DUTRA que havia causado a morte do cantor CLAUDINHO, de 27 anos, da dupla CLAUDINHO & BUCHECHA. A edição mostrava ainda que a policia iria realizar uma operação que mapearia a rota da cocaína no Estado. Além disso, era feito um plano na Câmara da capital que iria controlar o crescimento da metrópole em 10 anos.

Por volta da zero hora deste domingo, sem sono, passo a estudar um dos planos antigos que deu certo em maio deste ano – 4h 82 /2224  20420113  (165).
Neste domingo de baixa temperatura, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR vai me levar até POÁ, um pouco mais cedo, porque tem um compromisso logo mais. Minha mãe vê minha chegada por volta das 10 horas. Encontro-a muito confusa. Não sabe explicar a razão de um documento que meu irmão confeccionou no sentido de regularizar um terreno que ele herdou por ocasião da partilha dos bens deixados pelo meu pai. O tempo passou e muita coisa ainda continua nebulosa quanto às terras deixadas por MÁRIO DA SILVA VENTURA (faleceu em 2 de janeiro de 1970). Acontece que o documento está errado e muito atrapalhado. Aproveito a chegada do RENATO VENTURA para explicar ao CARLOS o que precisa ser feito.
Comentamos o documentário da TV CULTURA – A GUERRA DOS PAULISTAS – que assistimos na noite de ontem. Parece que ele explica bem como foi a revolução de 32. Minha mãe diz que viveu aquela época e acrescenta o que sabe.
A professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM telefona-me. Tentou contactar o Cel. ANTÔNIO CARLOS MENDES, por causa de um livro de assinaturas que está em seu poder. Acontece que o meu colega deve estar comemorando os aniversários de DONA OÇAINE e de seu netinho, que transcorrerão amanhã. A sua esposa está completando 57 anos e o JÚLIO MENDES PAZZELI  faz o seu segundo aniversário. 
Por volta das 16 horas, chega novamente o Cabo RENATO VENTURA. Conversamos com a MARIZETE e o FELIPE. O ADALVO ainda não voltou de SANTA BÁRBARA, chamado que foi porque faleceu o seu tio na madrugada de sexta–feira (dia 12).

O FESTIVAL DAS ESTRELAS (TANABATA MATSURI), tradicional festa popular nas nações orientais, movimentou neste final de semana a PRAÇA DA LIBERDADE, no bairro do mesmo nome, região central de SÃO PAULO, onde se concentra a maior colônia oriental paulistana. O evento, que foi festejado pelo 24 º ano no local, recebeu em torno de cem mil pessoas nos dois dias. A festa contou com barracas de comidas e bebidas típicas e de artesanato, além de exibições de música e dança.
O TANABATA MATSURI celebra o encontro das estrelas VEGA e ALTAIR, que acontece nesta época do ano e que é explicada por uma milenar lenda oriental. No TANABATA MATSURI, os participantes enviam seus desejos a essas estrelas, escritos em papéis coloridos, chamados “TANZAKU”.
O TANABATA MATSURI começou a ser realizado no BRASIL em 1979. O objetivo principal do FESTIVAL DAS ESTRELAS é transmitir amor e esperança, e incentivar a paz.

Desespero, gritos, choro e muito empurra–empurra. Os mais de 1.500 fãs que estiveram hoje no velório de CLAUDINHO – que fazia dupla com BUCHECHA e morreu ontem num acidente na VIA DUTRA ao voltar de um show em LORENA – causaram enorme tumulto na entrada do MEMORIAL DO CARMO, no Cemitério do CAJU, RIO. Para tentar conter a multidão, 70 policiais foram enviados ao local. A confusão e o calor provocaram o desmaio de vários fãs: 60 pessoas foram atendidas na enfermaria do MEMORIAL desde o início do velório, ontem.
    
Uma passeata em memória do jornalista da rede GLOBO, TIM LOPES, assassinado há um mês e meio, reuniu mais de mil pessoas na TIJUCA, zona norte do RIO. “Nosso objetivo é despertar as pessoas para a violência que estamos vivendo. Por isso, pretendemos continuar repetindo as manifestações. Vamos para outros bairros da cidade”, disse NACIF ELIAS, presidente do Sindicato dos Jornalistas do RIO, entidade que organizou o ato.  A passeata foi a sexta organizada pelo sindicato. Parentes de vítimas de violência e de pessoas desaparecidas eram maioria entre os manifestantes no ato de hoje.

O PALMEIRAS é o único representante paulista nas quartas–de–final da COPA DOS CAMPEÕES. O time venceu o ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 1, em TERESINA, e vai enfrentar o FLUMINENSE na segunda fase. Já o CORINTHIANS eliminado ao perder para o FLUMINENSE por 1 a 0, em BELÉM. O SÃO PAULO, que fez a sua parte ontem, também se despediu da competição: o CRUZEIRO derrotou o VITÓRIA em NATAL, por 1 a 0 e as duas equipes se classificaram. O quarto representante paulista, o SÃO CAETANO, já havia ficado sem chances ao perder ontem para o FLAMENGO.

Na MARATONA DE SÃO PAULO, os quenianos não fizeram a festa numa prova de fundo disputada no BRASIL. Acostumados a vencer a Corrida de São Silvestre, hoje eles foram superados pelos brasileiros na oitava edição da maratona Internacional de São Paulo. Entre os homens, VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA levou a melhor na primeira maratona que disputou no Brasil, enquanto MARIA ZEFERINA BALDAIA, vencedora da última edição da Corrida de São Silvestre, foi a primeira colocada na prova feminina.

Foi detido pelo IBAMA o primatologista MARC VAN ROSMALEN, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. O pesquisador, que em junho divulgou a descoberta de duas espécies de macaco, foi acusado de capturar ilegalmente quatro símios na Floresta Amazônica e teve de pagar uma multa de cinco mil reais para ser liberado. Em BARCELOS, na AMAZÔNIA.

MORREU o ex–presidente da REPÚBLICA DOMINICANA, aos 95 anos, JOAQUIN BALAGUER, conhecido pelo seu estilo peculiar, que por mais de meio século influenciou a cena pública de seu país.
BALAGUER, que combinava autoritarismo com política paternalista, serviu por mais de três décadas a seu país, assumindo a presidência ao lado do filho do ditador assassinado RAFAEL TRUJILLO, RAMFIS, em maio de 1961   até 1962, quando eleições gerais foram convocadas por causa de uma greve geral. Ele ficou afastado durante o governo de esquerda de seu rival JUAN BOSCH, bem como durante a intervenção militar dos EUA , em 1965, ganhando as eleições gerais de 1966. Ficou no poder até 1996, quando concordou em sair depois de pressões externas e internas. Na época, BALAGUER estava quase cego, com audição seriamente comprometida e incapaz de andar sem assistência.

O presidente francês JACQUES CHIRAC, foi vítima de um ataque frustrado na Avenida CHAMPS–ELYSÉES, junto ao ARCO DO TRIUNFO. Ele estava acompanhado de seu chefe de Estado–Maior em um carro do comando militar, dirigindo-se à tribuna de honra de onde presidiria o desfile militar de 14 DE JULHO, a QUEDA DA BASTILHA, data nacional da FRANÇA. Exatamente às 9:52 horas, MAXIME BRUNERIE, de 25 anos, de extrema direita (neonazista, segundo agências), dissimulado na multidão, tirou de um estojo de violão uma carabina 22 e apontou na direção do presidente, que se encontrava a cem metros. Graças à intervenção de espectadores, que desviaram a pontaria , o tiro se perdeu no ar. O presidente não percebeu o que estava ocorrendo. O agressor foi imediatamente imobilizado pelos espectadores, que o entregaram aos policiais dois minutos depois. Segundo o ministro do Interior, NICHOLAS SARKOVY, em seus vários depoimentos, BRUNERIE confessou que sua intenção era matar o presidente e, em seguida, se suicidar. A carabina tinha cinco balas, disse SARKOVY.

2 003   :   -      SEGUNDA-FEIRA
Nesta manhã fria, chegam o JOSÉ e a RENATA; esta permaneceu ao lado de dona ESMERALDA no HOSPITAL GERAL, e conta que a operação está mesmo marcada para amanhã cedo. LUCINDA está muito preocupada com sua mãe, alimentando-se através de uma sonda.
Vou para uma reunião no LIBERTY TORRE, a fim de discutir a situação financeira do MMDS, que não é boa. Os oficiais andaram fazendo gastos em nome da Entidade e isso complica o balancete que o contador precisa fazer. CRISTIANO fala de sua filha RAFAELA, nascida no dia 10 de julho. É um pai “coruja”.
Chego mais cedo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC porque logo mais irei até ao prédio onde funciona a SSP e os gabinetes do Cmt Geral, Sub-Cmt PM e Chefe de Gabinete, a fim de entregar um ofício da Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS. O Tenente-Coronel NAKAHARADA mandou jornais da LAPA, onde foram feitas reportagens muito boas sobre o NOVE DE JULHO. Aproveito alguns momentos de sossego para redigir a minuta de uma ATA da última reunião da DIRETORIA EXECUTIVA. Chega a notícia do falecimento do pai do conselheiro LUIZ SÉRGIO CARRARO.
Faço uma caminhada até à Rua LÍBERO BADARÓ,39, a fim de entregar o documento do IHGSP. No momento, por volta das 15 horas, os coronéis da cúpula da PM não estão presentes: CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, cmt. geral; Cel. FERNANDO PEREIRA, sub-cmt PM e Cel. CELSO, chefe de gabinete.
Retornando ao MMDC, vou encontrar um Sr. MARCONDES azedo, irritado, nervoso, que vem me dizer que está magoado com a PM porque não colocaram os três padres da ALIANÇA DA MISERICÓRDIA na primeira fila para receberem a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, conforme combinara na reunião da DIRETORIA EXECUTIVA. A sua vontade foi transmitida para a DAMCO pela CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, nossa 2ª secretária. A fim de esclarecer essa situação ligo para o Tenente-Coronel JOEL, que foi quem acertou a listagem da entrega da medalha no 9 de julho. Explica o JOEL que se deve obedecer ao Cerimonial do Palácio dos Bandeirantes, mas o presidente do MMDC é um cabeça dura e não entende essa situação. Grita com o Tenente-Coronel PM JOEL e diz uma porção de coisas que não tem nexo, como por exemplo que no seu escritório (quando tinha escritório) ele mandava o funcionário embora, mas que no MMDC não pode fazer isso e outras comparações ridículas. Será que o velho quando chega aos 90 anos tem direito de ofender as pessoas? O certo é que preferi escutar e nada falar porque senão iria criar um caso tremendo na Sociedade nesta tarde. Logo em seguida telefona um repórter de O ESTADO querendo falar com o Sr. MARCONDES sobre a atual situação do Monumento-Mausoléu. Aí, o valente resolveu dizer que não estava e jogou o problema para o general EUCLYDES BUENO FILHO. Este irá conversar com o repórter, marcando uma entrevista na Sociedade nos próximos dias.
O Sr. MARCONDES conta-me que o pai do CARRARO faleceu no sábado, dia 12, e o enterro foi no domingo. Esse senhor estava internado na UTI já na semana passada.
Recebemos uma documentação do MUSEU HISTÓRICO CEL HERNANI DE OLIVEIRA E SILVA, de CAPELA DO ALTO. O presidente é o filho do Cel Ref HORÁCIO BOSON. Eu não conhecia esse museu, mas pelas fotografias que nos mandaram possui um arquivo razoável das peças da revolução constitucionalista de 32.
Em casa, LUCINDA conta-me que foi até o HOSPITAL GERAL a fim de esclarecer uma confusão criada pela sua irmã MARIA, que se encontra naquele lugar, fazendo companhia para sua mãe. MARIA telefonou para sua irmã ESMERALDA e disse que sua mãe estava num balão de oxigênio. Esta, apavorada, ligou para a LUCINDA. Comparecendo ao hospital, ela foi ver que dona ESMERALDA está recebendo alimentação, via parenteral, nada havendo de balão de oxigênio. O mal entendido fica esclarecido, mas causou desgaste para a LUCINDA, além do susto passado na família. Segundo tudo indica, dona ESMERALDA deverá ser submetida amanhã cedo a uma cirurgia. Na noite de 14 para 15 a KELLEN CRISTINA fará companhia para sua avó.
O CORONEL PM Res MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO telefona-me nesta noite para relembrar a reunião que pretendemos fazer no dia 17 de julho, na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS, num almoço. Vamos trocar idéias de como iremos comemorar os QUARENTA ANOS DO OFICIALATO.
       
Mais uma vez, a construção do auditório no PARQUE DO IBIRAPUERA fica em suspenso. O desembargador DEMÓSTENES BRAGA, do Tribunal de Justiça, acolheu hoje recurso apresentado pelo Ministério Público e concedeu liminar para impedir a Prefeitura de iniciar a construção do auditório de 4 870 metros quadrados no parque. Com isso, ficou sem efeito decisão do juiz da 12 ª Vara da Fazenda Pública, RÔMOLO RUSSO JÚNIOR, que, na semana retrasada, havia negado liminar em ação civil pública ambiental proposta pelo MP para impedir a construção do auditório. O MP alega que o projeto trará prejuízo irreparável ao meio ambiente, além de violar a resolução de tombamento do parque.

O TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL de SÃO PAULO não concedeu hoje liminar no pedido de habeas corpus feito pelo advogado, LUIZ EDUARDO GREENHALGH, para tirar da prisão o líder do Movimento Dos SEM-TERRA , JOSÉ RAINHA JÚNIOR. A audiência de RAINHA e VALMIR RODRIGUES CHAVES, presos no dia 11 de julho, foi acompanhada por dezenas de SEM-TERRA e pelo presidente do PT, JOSÉ GENOÍNO. RAINHA foi levado de volta para a Penitenciária de PRESIDENTE VENCESLAU. Os advogados têm ainda a possibilidade de recorrer ao SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, em BRASÍLIA.

A universitária FLÁVIA PASSOS SAMPAIO, de 21 anos, tinha um futuro promissor. Morena, bonita, de corpo vistoso, estudava fisioterapia na tradicional Escola Baiana de Medicina e estava noiva havia quatro anos de um colega da faculdade. Filha única, contava com todo os bens materiais de uma família de classe média alta. No entanto, a estudante resolveu trocar essa vida de segurança e estabilidade pelo “amor bandido” de seu primeiro namorado, o assaltante MATHEUS SANDE PEREIRA JÚNIOR, de 24 anos. FLÁVIA foi presa hoje, na cidade de ILHÉUS, no sul da BAHIA, com PEREIRA JÚNIOR e mais cinco integrantes da quadrilha dele – RENÊ PINHEIRO, LUÍS SOUZA, JOSÉ BARRETO, GILMAR CARVALHO e ISRAELITA SILVA. O grupo foi localizado pela equipe do delegado SÉRGIO MALAQUIAS, chefe do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil, quando comemorava , em um condomínio da PRAIA DE CURURUPE, um assalto praticado contra um ônibus de turistas de BRASÍLIA, próximo à cidade baiana de ITABERABA.
 
Depois de 18 anos trabalhando e morando nos EUA, a brasileira SÔNIA BRAGA virou cidadã americana. A atriz paranaense ganhou o título no final de semana depois de fazer a saudação à bandeira americana e cantar o hino nacional dos EUA. Na cerimônia coletiva da IMMIGRATION AND NATURALIZATION  SERVICE, SÔNIA usava um broche com a bandeira dos EUA, mas vestia uma camiseta verde e amarela. Agora, passa a ter dupla nacionalidade. Nascida em MARINGÁ, em 1951, SÔNIA virou a cabeça dos telespectadores ao encarnar GABRIELA na televisão, em 1975. Dez anos depois, ganhou seu primeiro papel em inglês em “O BEIJO DA MULHER-ARANHA”. E gostou de atuar no idioma. Fez participações especiais no sitcom de BILL COSBY e, em 1988, viveu a exuberante MADONNA em “LUAR SOBRE PARADOR” e foi dirigida por ROBERT REDFORD em “REBELIÃO EM MILAGRO”, impulsionando sua carreira lá fora. Em meio a romances com astros de HOLLYWOOD como REDFORD e CLINT EASTWOOD, SÔNIA trabalhou em mais de dez longas-metragens por lá. Entre elas, “OLHAR DE ANJO”, de 2001, na qual interpreta a mãe da estrela e cantora JENNIFER LOPEZ. Além de brilhar na telona, também fez participações em séries como “SEX AND THE CITY”.

O vereador carioca ÉDSON SANTOS anunciou que a cantora CARMEN COSTA, de 83 anos, intérprete de “EU SOU A OUTRA”, será tombada como patrimônio cultural do País, em uma homenagem do Museu da República. SANTOS explicou que o objetivo é motivar o Ministério da Cultura a encampar o projeto de tombamento de pessoas, como já existe em países europeus.
  
Em nova investida contra o Governo de GEORGE W. BUSH, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA criticou hoje, pela primeira vez em sua viagem à EUROPA,  a política externa americana para o ORIENTE MÉDIO. Aplaudido de pé na chegada a LONDON SCHOOL OF ECONOMICS AND POLITICAL SCIENCE para o seu último compromisso na capital britânica, LULA defendeu a reforma do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, mas pegou um atalho político para condenar a atuação dos EUA nos conflitos entre palestinos e israelenses. "A estrutura do Conselho de Segurança da ONU, que vem desde a Segunda Guerra, está esgotada, pois não se deu conta das mudanças ocorridas no mundo. Os conflitos entre israelenses e palestinos são um interesse da Humanidade, não só dos EUA”, defendeu LULA.

A AVENIDA CHAMPS ELYSÉES, em PARIS, foi tomada hoje pelo tradicional desfile militar do 14 DE JULHO, data da REVOLUÇÃO FRANCESA, em 1789, quando os franceses se revoltaram contra a monarquia absolutista. A TOMADA DA BASTILHA foi a primeira vitória do povo de PARIS contra o símbolo do antigo regime. A REVOLUÇÃO FRANCESA é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirado pelos ideais iluministas, o lema “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas, fazendo ascender os valores burgueses e abrindo caminho para a modernidade. Hoje, pela primeira vez na história, um general alemão saiu à frente da parada militar.

“CLAUDETTE”, o primeiro furacão da temporada no OCEANO ATLÂNTICO, chegou hoje ao TEXAS, EUA, com ventos de até 128 km/h e o centro do furacão penetrou na costa texana pela península de MATAGORDA, acompanhado de fortes chuvas. Casas tiveram os tetos arrancados e foram inundadas. Foram derrubadas árvores e também postes, o que deixou cidades sem eletricidade.

ASSISTO NA GLOBO “TODO MUNDO EM PÂNICO”, um filme do ano 2000, dirigido por KEENAN IVORY WAYANS, com CARMEN ELECTRA, SHANNON ELIZABETH, ANNA FARIS, JON ABRAHAMS, MARLON WAYANS e SHAWN WAYANS. O “APERTEM OS CINTOS” do cinema de terror usa adolescentes que fogem de assassinos seriais para fazer uma colcha de retalhos com citações de filmes de sucesso do gênero, desde a série PÂNICO, claro, até O SEXTO SENTIDO e A BRUXA DE BLAIR. O clima de nonsense fica estabelecido na cena em que o fantasma tropeça e cai na escada.

2 004  :   -  QUARTA-FEIRA
DIÁRIO DO SÃO PAULO – coluna do DIÁRIO DO LEITOR
NOME DO TÚNEL DA NOVE DE JULHO
O maior presente que a prefeita poderia ter oferecido aos paulistanos neste 9 de julho seria a restituição da legítima denominação do túnel que homenageava esta data histórica e que ela substituiu por outro homenageado ao assumir a Prefeitura. NOVE DE JULHO é uma data cívica. Nela, em 1932, o Estado de SÃO PAULO se uniu para um dos mais belos movimentos da nossa história. Brigou-se pelo retorno do BRASIL ao Estado de Direito e contra a Ditadura de GETÚLIO VARGAS, numa luta heróica pela restauração da democracia em nossa Pátria. Com esta atitude de reconhecimento pelo erro político que cometeu, temos a certeza de que a prefeita irá desculpar-se com o povo.
PEDRO PAULO PENNA TRINDADE

A Associação Comercial de SÃO PAULO comemora hoje o DIA DO COMERCIANTE com a encenação do espetáculo teatral “AUTO DOS SETE CAMINHOS”, no auditório do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. O evento homenageia as 15 empresas mais antigas associadas à ACSP, uma de cada distrital da entidade, como a confecção GARBO, a REDE ZACHARIAS DE PNEUS e o atacadista MAKRO.
Recebemos o seguinte convite:
O Presidente da Associação Comercial de SÃO PAULO, GUILHERME AFIF DOMINGOS, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade em comemoração ao DIA DO COMERCIANTE a realizar-se no dia 14 de julho de 2004, às 19 horas, no Auditório ULYSSES GUIMARÃES, PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, na Av. MORUMBI, 4.500, com a presença de Sua Excelência o Governador do Estado de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN. Serão homenageadas, na ocasião, 15 empresas mais antigas associadas da ACSP, representando suas respectivas Sedes Distritais. Como parte das comemorações, será apresentado o espetáculo teatral “AUTO DOS SETE CAMINHOS”. A solenidade encerrar-se-á com coquetel.

Ao meio-dia, no BANESPA, cruzo com VICTÓRIO. Está acertando as contas da Entidade e irá para a C&A. Ainda vou ao MMDS, desta vez desprovido de oficiais. Centenas de pessoas comparecem hoje à PRAÇA JOÃO MENDES, onde os auxiliares do Judiciário se reúnem para avaliar a greve. Muito barulho, e a decisão é de que a greve deve continuar. Mais tarde, ao passar pela porta da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde não sou mais secretário, desde ontem, vejo o motorista do Sr GERALDO FARIA MARCONDES na porta. Vou cumprimentar o presidente, curioso para saber as medidas que ele está tomando depois de minha saída e também a do Cel MENDES. O Sr MARCONDES pediu para que o Cel RENALDO, tesoureiro, viesse conversar com ele nesta tarde. Também marcou uma reunião de diretoria para sexta-feira, dia 16, quando então tomará sua decisão. Pede para dona CÉLIA telefonar para o Sub-Cmt PM, CORONEL FERNANDO PEREIRA, com quem quer falar sobre o que está acontecendo no MMDC. Ainda retiro uma pasta de minha antiga mesa, sobre IMPOSTO DE RENDA. Com a chegada do CORONEL RENALDO, deixo o MMDC. A situação na Sociedade está ruim. O Sr MARCONDES disse que o déficit de caixa é hoje da ordem de três mil reais. Ele precisa acertar a situação de dona CÉLIA, que deverá deixar a Sociedade neste mês de julho. Aproveito o tempo para fazer uma visita de inopino à OPERAÇÃO OSÓRIO. Ali encontro o FAUSTO. Vejo os arquivos, procurando colocá-los em ordem. Depois que fui para o MMDC releguei a um plano secundário minhas atividades nesse antigo plano que elaborei em fins dos anos 80, quando ainda pertencia ao CPC antigo (época em que o CORONEL PISANI era o Comandante e eu o seu CHEFE DE ESTADO-MAIOR). Um desses planos poderei por em prática nos próximos dias, após uma revisão.

Estou assistindo o JORNAL NACIONAL quando recebo um telefonema da minha prima RITA REGINA. Quer ela uma orientação de como arrumar um advogado para um Policial Militar que se exorbitou em suas funções e “meteu a mão” num menor. Assim por telefone, sem que ela saiba de pormenores, fica difícil dar a orientação necessária. Peço a ela para que o PM me telefone a fim de explicar com detalhes o seu caso. Assim poderei indicar um advogado, se for preciso.
 
DIÁRIO OFICIAL DE 14 DE JULHO DE 2004 PUBLICA TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS SEGUINTES OFICIAIS: CORONEL PM MARCOS ANTÔNIO FIGUEIRA, do CPI/1. Nasceu em 9 de dezembro de 1953. Entrou para a PMESP em 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 11 de junho de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2 002; CORONEL – 16 de abril de 2004.
TENENTE-CORONEL PM GETÚLIO DE ALMEIDA PINTO, comandante do 32º BPM/I. Nasceu em 25 de junho de 1956. Entrou na PMESP em 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1998; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2003.   

Campeonato Brasileiro de 1974, GOIÁS 1 x FLUMINENSE 1, no dia 14 de julho de 1974. No comando do time carioca, CARLOS ALBERTO PARREIRA fez a sua primeira partida como treinador de futebol. “É uma vida”, disse o treinador, campeão da COPA DE 1994 e que está em sua terceira passagem na seleção. Ele, porém, não queria comandar equipes de futebol. “Fiquei parado por um período de três ou quatro meses porque na época ainda não pensava em ser treinador. Queria ficar como preparador físico”, lembrou o técnico, que havia exercido a função nas Copas de 1970 e 1974.

BRASIL 1 x PARAGUAI 2, em AREQUIPA, pela COPA AMÉRICA. Já classificado, o técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA resolveu poupar alguns titulares da seleção brasileira para esse jogo. MANCINI, JUAN e ALEX deram lugar a MAICON, CRIS e FELIPE. O gol brasileiro foi marcado por LUÍS FABIANO. Com a derrota, a seleção terá de cruzar o PERU e ir até PIURA, onde, no domingo (18), enfrentará o MÉXICO.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR, MAICON, LUISÃO, CRIS e GUSTAVO NERY; RENATO, KLÉBERSON (RICARDO OLIVEIRA), EDU (DUDU CEARENSE) e FELIPE (DIEGO); LUÍS FABIANO e ADRIANO.  

COSTA RICA CONSEGUE VAGA NO FINAL. Apareceu a primeira zebra da COPA AMÉRICA. A COSTA RICA meteu 2 a 1 no CHILE. Com o resultado, o país se classificou às quartas-de-final da competição e vai encarar a COLÔMBIA no próximo sábado, dia 17 de julho.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, NELSON JOBIM, determinou hoje a libertação do empresário SÉRGIO GOMES DA SILVA, o SOMBRA, que estava preso desde 11 de dezembro de 2003 e é acusado de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL, ocorrido em janeiro de 2002.

Dois peritos contratados pelo Ministério Público dizem que as assinaturas numa ficha de abertura de conta na SUÍÇA e numa carta de transferência de valores para LONDRES são de PAULO MALUF. Ele diz que os laudos foram produzidos a mando de JOSÉ SERRA. Há três semanas, MALUF divulgou laudos de outros dois peritos que disseram ser impossível comprovar a autenticidade em papéis fotocopiados. Os peritos RICARDO MOLINA e EDMUNDO BRAUN, contratados pelo MP, discordam.

Um confronto hoje na rua 25 de março acabou com oito guardas-civis e três fiscais feridos e 18 ambulantes detidos. O comércio fechou as portas. A confusão começou às 7:15 horas, quando, segundo a Guarda Civil, os camelôs começaram a jogar pedras nos guardas. Os ambulantes negam e dizem ter sido agredidos. O conflito ocorreu duas semanas após a prefeita MARTA SUPLICY sancionar a lei que aumenta os poderes da GCM na fiscalização. As blitze, no entanto, ainda não começaram. Os guardas poderão apreender mercadorias, o que só era possível com a presença dos fiscais.

Depois de andar por dentro de um túnel e escavar a terra com uma retroescavadeira, o governador GERALDO ALCKMIN prometeu hoje que as obras de expansão da LINHA 2 (PAULISTA) do METRÔ, na VILA MARIANA, serão entregues dentro do cronograma. A primeira etapa, com extensão de 3 km e duas estações –CHÁCARA KLABIN e IMIGRANTES– deverá ser concluída até 2006. Segundo ALCKMIN, na segunda fase, a LINHA 2 será estendida em mais 2,2 km e duas estações –IPIRANGA e SACOMÃ –, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens na extremidade da linha. Para evitar transtornos, as obras do trecho ANA ROSA-IMIGRANTES são executadas no subsolo, com um trecho elevado de apenas 278 metros sobre a AVENIDA RICARDO JAFET.

As polícias Civil e Militar de ERMELINO MATARAZZO, na zona leste, estão na contramão no que diz respeito à unificação das corporações. Desde meados do mês passado, um muro vem sendo construído para separar a área do 24 º DP da unidade da 3 ª Companhia do 2 º BPMM, que desde 1976 ocupam o mesmo terreno, na Avenida SÃO MIGUEL PAULISTA. A ordem para a construção do muro partiu da Polícia Civil. O comandante da 3 ª Companhia, CAPITÃO MARCELO NASCIMENTO, disse que simplesmente foi notificado sobre a obra. A construção está causando um clima de tensão entre as duas polícias e já foi apelidada de “MURO DE BERLIM” pelos militares.

PRESO um dos maiores seqüestradores do BRASIL, ALEXANDRE CIECHANOVICS, de 29 anos, o XÃ, por policiais do Grupo Anti-Seqüestro de SOROCABA, em UMUARAMA, no PARANÁ.
 
FALECEU o TENENTE-CORONEL PM Ref EDIE LORENZO VAL. Foi monitor e instrutor na Divisão Escolar da Guarda Civil de SÃO PAULO. Esforçado, chegou ao posto de INSPETOR. Com um grupo de colegas pertencentes à DIVISÃO ESCOLAR, foi residir no JARDIM ESTER, na zona norte. Na POLÍCIA MILITAR, foi promovido a MAJOR e mais tarde a TENENTE-CORONEL. Com grande esforço, formou-se em Direito, inscreveu-se na OAB e reformado na PM, montou escritório e advogou durante vários anos. Foi Diretor de Esportes, lembrando que foi o primeiro colocado no curso de Educação Física da E.E.F. da FORÇA PÚBLICA. Foi Presidente do Conselho Deliberativo da ADPM; Presidente do Conselho Fiscal da COOPMIL e Diretor Jurídico da AORRPM.

Um carro-bomba, provavelmente conduzido por um atacante suicida, explodiu hoje perto de uma das entradas da ZONA VERDE, a área fortificada no centro de BAGDÁ onde estão instalados órgãos do governo e o QG das forças de ocupação americanas. Morreram onze pessoas –incluindo 4 membros da GUARDA NACIONAL do IRAQUE– e pelo menos 30 ficaram feridas. Foi o pior atentado na capital iraquiana desde que o governo interino tomou posse, no dia 28. Outro golpe para a administração do primeiro-ministro IYAD ALLAWI foi o assassinato, hoje, do governador da Província de NÍNIVE, no norte do país, OSAMA KASHMOULA, em um ataque com granadas contra o comboio de carros em que ele viajava em MOSSUL, a capital provincial. Dois de seus guarda-costas também foram mortos. Os atacantes fugiram.

Um homem jogou gasolina na namorada e em três crianças pequenas, ateando-lhes fogo enquanto dirigia o seu automóvel, que bateu, hoje, em BONNY LAKE. Os cinco morreram. Moradores dos arredores ouviram o impacto do choque e viram dois adultos, tragados pelas chamas, em uma estrada, nas cercanias de TACOMA. ANTIGONE MONIQUE ALLEN, 18 anos, sobreviveu por nove horas em um hospital de SEATTLE, informou o policial ED TROYER. O homem, que ainda não foi identificado, morreu antes de chegar no hospital. ANTIGONE ainda conseguiu contar aos policiais que o homem apontou uma arma na direção dela e das crianças, jogou a gasolina e acendeu um isqueiro enquanto dirigia. O homem disparou até cinco tiros contra a mulher. As três crianças –de seis meses, um ano e meio e dois anos e meio– morreram no banco traseiro. Não se tem certeza se os dois adultos eram pais do trio.  

REJEITADA pelo Senado americano a emenda que pretendia proibir o casamento de homossexuais nos EUA. A proposta do Partido Republicano, defendida pelo presidente GEORGE W. BUSH, foi respaldada por 50 votos contra 48, mas não seguiu adiante porque era necessário o apoio de pelo menos sessenta senadores, dos 100 que compõem a câmara, para sua aprovação. Em WASHINGTON.  

2 005   :   - 
Levanto depois das 9 horas e não estou em condições perfeitas. Sinto-me cansado e para “engatar” a marcha nesta manhã demora um pouco. Com a papelada atrasada por causa das inúmeras solenidades do NOVE DE JULHO, durante toda a semana passada, preciso de tempo para digitar os principais assuntos nas minhas memórias, mas aí falta o necessário ânimo. Hoje, por exemplo, deveria ter ido à APMBB, acompanhando o presidente GINO, coisa que não faço porque não tenho mais tempo para isso. No computador, procuro reduzir os assuntos, que são muitos.
Por volta das 13 horas, estou passando pelo MMDS. Os oficiais estão me esperando e demonstram estar apreensivos com meu estado de saúde. VICTÓRIO tem desempenhado suas funções e apresenta seu plano para amanhã cedo, quando deverá desenvolver um trabalho num Supermercado. Levará consigo alguns oficiais do nosso staff, que o auxiliarão. Logo em seguida, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali, a funcionária LILIAN está atendendo o filho de um ex-combatente que faleceu no dia 10 de julho. RAUL GALVANI, que foi motorista no setor de transportes da Revolução, nasceu em TAQUARITINGA, em 20 de outubro de 1911. Seu filho, RAUL GALVANI FILHO, está tratando da papelada junto ao Serviço Funerário do Município de SÃO PAULO. Acontece que a LILIAN não encontra o modelo de ofício para aprontar a necessária comunicação da Sociedade. A LUCIENE, que conhece um pouco mais essa situação, e que já fez o documento para a família do ELIAS CORNETEIRO (falecido no dia 21 de junho), falta ao serviço nesta data. A sorte é que guardei uma cópia desse documento e assim podemos ajudar o Sr RAUL GALVANI FILHO. Este auxilia a LILIAN com explicações de como trabalhar com o computador. Torna-se associado do MMDC e promete nos ajudar. Nem bem acabo de atender o Sr RAUL e telefona-me o filho do Sr ANTÔNIO FERREIRA, comunicando que o pai faleceu no dia 24 de junho. ANTÔNIO FERREIRA foi, durante longos anos, presidente da Sociedade “CAPACETES DE AÇO”, de SÃO VICENTE. Era nosso associado desde 19 de fevereiro de 1981 (nº 8.968). Nasceu em 1º de março de 1914. Serviu no setor norte, pertencendo ao BATALHÃO DE ENGENHARIA. Esteve nas regiões de LORENA, PINHEIRINHO e CRUZEIRO. Várias vezes ele participou de nossas solenidades. A última delas foi no dia 17 de dezembro de 2004, quando realizamos a ASSEMBLÉIA GERAL que aprovou o novo Estatuto da nossa Sociedade. Seu filho, LUIZ, quer instruções para saber como passar a PENSÃO ESPECIAL para sua mãe.
Telefona-me o Sr GUILHERME LEVENSTEIN. Quer nos ajudar com a impressão de novas carteirinhas de associados do MMDC, conforme conversamos no dia 9 de julho, no Regimento de Polícia Montada “9 DE JULHO”. Falo a ele do LIVRO DE OURO. Prontifica-se a fazer adesivos para colocar em carros, a respeito da nossa Sociedade. Pede também o DVD “TRINCHEIRAS: ENTRE O CÉU E O INFERNO”.
O CORONEL PM MENDES chega nervoso. Está com problemas na família e a sua sogra foi “convidada” a comparecer na Secretaria da Fazenda. Ele não sabe qual é o assunto e se dirige para esse setor, a fim de se inteirar do problema.
A funcionária LILIAN diz que seu marido, o PM ÂNDERSON LOPES LIMA foi demitido da PM em maio de 2005. Pede-me ajuda a fim de verificar o que pode ser feito para sua readmissão. Apenas sabe que foi julgado pelo TJM num processo de agressão.
GINO STRUFFALDI telefona-me. Esteve na APMBB e desempenhou o seu papel junto ao CORONEL PM ELISEU LEITE DE MORAIS, comandante da APMBB e que foi o coordenador da Solenidade do 73º Aniversário do Movimento Constitucionalista, numa reunião, pela manhã. Logo mais, estará no CLUBE PAULISTANO, onde acontecerá a solenidade de abertura de uma exposição sobre o aniversário da revolução. Coloco-o a par das novidades relativas a esta tarde, no MMDC.        
Em casa, recebo um telefonema do advogado ROMAGNOLI. Diz ele que mandou um caligrafista abrir o LIVRO DE OURO e que irá nos levar o mesmo na segunda-feira. Está ansioso para assistir SÃO PAULO x ATLÉTICO PARANAENSE. Ele é sãopaulino roxo e até não pôde atender ao apelo do GINO STRUFFALDI no sentido de ir nesta noite ao CLUBE PAULISTANO, onde acontece uma solenidade proporcionada pelo CPOR.

Com uma histórica  goleada por 4 a 0 sobre o ATLÉTICO, nesta noite, no MORUMBI, o SÃO PAULO torna-se o primeiro clube do BRASIL a conquistar três vezes a TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. O TRICOLOR já havia faturado o torneio em 1992 e 1993, sob o comando do técnico TELÊ SANTANA. Mais de setenta mil torcedores foram ao MORUMBI conferir a decisão e vibraram com os gols de AMOROSO, FABÃO, LUIZÃO e DIEGO TARDELLI. AMOROSO foi o destaque. Além de marcar um gol, deu outro. O SÃO PAULO viu o adversário perder um pênalti questionável. Em delírio, a torcida não deixou o estádio enquanto não viu o capitão ROGÉRIO CENI erguer o troféu de campeão. Com o título sul-americano, o SÃO PAULO garantiu vaga para buscar outro tri, o do MUNDIAL DE CLUBES, que será disputado no JAPÃO, em dezembro. 

O estudante LUIZ RAPHAEL DE CAMPOS MONTES, de 20 anos, foi assassinado hoje com um tiro no rosto, no elevador do prédio onde morava, na BELA VISTA. O acusado é um vizinho dele, o engenheiro CARLOS ALBERTO FARHAT, de 61 anos.

O publicitário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA, acusado de ser o operador do mensalão pago a deputados para apoiar o governo, esteve hoje na Procuradoria Geral da República, disposto a contar tudo o que sabe em troca de redução da pena. O publicitário contou ter guardado provas de todos os negócios financeiros que manteve com políticos. É uma verdadeira bomba”, diz um advogado que esteve com VALÉRIO. A Polícia Civil e o Ministério Público de MINAS apreenderam documentos contábeis de uma agência de VALÉRIO na casa de um policial aposentado, em CONTAGEM. Parte estava em dois tambores e já havia sido queimada. Membros da CPI foram a MINAS requisitar a documentação.

Além do mensalão supostamente pago a deputados para apoiar o governo, a CPI DOS CORREIOS investiga denúncia sobre coleta de propina entre franqueados dos CORREIOS. O dinheiro seria destinado a deputados com base nas cidades e regiões com maior concentração de agências franqueadas. “Estamos recebendo informações que apontam para o pagamento de mesada em troca de concessão de franquia nos CORREIOS”, disse o deputado CARLOS SAMPAIO, que integra a CPI. “Há indícios de que franqueados tinham que pagar uma quantia por mês, inclusive a políticos que viabilizavam a tramitação para autorização dos CORREIOS”, revelou o deputado ACM NETO. Segundo depoimento à CPI do ex-diretor administrativo dos CORREIOS, ANTÔNIO OSÓRIO, a concessão de franquias sempre obedeceu a “critérios políticos”. SAMPAIO tentará obter garantias para os franqueados que se dispuserem a denunciar o esquema. Os deputados desconfiam de que muitos deles são testas-de-ferro.

Em viagem a FRANÇA, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA demonstrou hoje, pela primeira vez, preocupação com a crise política no BRASIL. “O BRASIL não merece tudo isso que está acontecendo, merece coisa muito melhor”, disse após visitar o ESPAÇO BRASIL, pavilhão de artes em PARIS. LULA participou hoje da recepção oferecida pelo presidente francês, JACQUES CHIRAC, com churrasco, frutas e doces brasileiros. Duas baianas, vestidas com as cores do BRASIL e da FRANÇA, distribuíram fitinhas do SENHOR DO BONFIM.

A SCOTLAND YARD divulgou hoje imagens de vídeo e uma foto de um dos homens-bomba responsáveis pelos atentados em LONDRES. HASIB HUSSAIN, de 18 anos, detonou no ônibus a bomba que carregava na mochila. A polícia confirmou que SHEHZAD TANWEER é outro homem-bomba e tem mais dois suspeitos. Os agentes procuram ainda o homem que seria o cérebro dos ataques e um professor egípcio. O número de mortos subiu para 54. Hoje foram respeitados dois minutos de silêncio na INGLATERRA e em outros países, em homenagem às vítimas.

DESABOU um supermercado em NOVA YORK, que estava sendo demolido. O comércio ficou desativado, mas os escombros feriram dez pessoas que estavam em frente do prédio.

ENCERRADO o processo de difamação contra o cineasta MICHAEL MOORE, movido por TERRY NICHOLS, irmão do homem que conspirou para o ataque à bomba a OKLAHOMA CITY. A Justiça Federal americana concluiu que as declarações contidas no documentário TIROS EM COLUMBINE, de MOORE, são verdadeiras. Em DETROIT.

O músico e compositor americano, JOE HARNELL, de 80 anos, morreu nesta quinta-feira após sofrer uma queda e entrar em coma. HARNELL ganhou um GRAMMY pelo clássico FLY ME TO THE MOON, feita em ritmo de bossa nova. Ele alcançou a fama como produtor musical e ao trabalhar com a cantora de jazz PEGGY LEE e o cantor FRANK SINATRA.

Assisto o DVD “Sr. & Sra. SMITH”. Direção de DOUG LIMAN. Com BRAD PITT, ANGELINA JOLIE, ADAM BRODY, GREG ELLIS. Um casal tem vida aparentemente normal, mas tanto ela como ele esconde o fato de ser assassinos de aluguel, além de trabalharem para organizações rivais. Complicam-se as coisas quando recebem ordens para um matar o outro. Entram em competição para que isso aconteça, mas descobrem que o amor é maior do que as próprias organizações a que pertencem e se voltam contra elas. É uma comédia bem movimentada, cheia de episódios inacreditáveis.

2 006   :   -    SEXTA-FEIRA
Estamos no RIO DE JANEIRO. Depois de uma sofrida noite no Hotel de Trânsito no FORTE IMBUHY, onde fomos perturbados por um “happy hour” e também pelas más instalações, somos acordados por volta das 5 horas. O SARGENTO RÓBSON e um motorista bem “fraquinho” estão à nossa espera para nos conduzir até o 1º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO – BATALHÃO MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA – onde irá acontecer o ato solene de entrega de medalhas. Despedimo-nos do polêmico HOTEL DE TRÂNSITO, no FORTE IMBUHY. Esse local deve ser maravilhoso, em situação normal. No entanto, para nós, que estamos sonolentos, pouco dá para ver da beleza da região. Deixamos NITERÓI, onde, na ponte, perdemos muito tempo por causa de um acidente de trânsito, e vamos então para o ANDARAÍ, onde se situa o quartel do 1º BPE.
O Comandante da Unidade, bem como seus oficiais e convidados, já se acham prontos para o café da manhã. Ali, conhecemos várias pessoas: um desembargador, um deputado federal e um secretário de Estado, todos relacionados para ser galardoados com comendas. O prédio onde está situado o 1º BPE é majestoso. Do alto de sua sacada, perfilamo-nos perante a tropa, que, no pátio, presta-nos as honras militares. Após o hasteamento do pavilhão nacional e do canto da canção do 1º BPE, os recipiendários descem as escadas para o ato da entrega das Medalhas: CONSTITUCIONALISTA, MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA, CRIAÇÃO DO SEXAGENÁRIO DA POLÍCIA DO EXÉRCITO e da MEDALHA MISSÃO DE PAZ – BATALHÃO SUEZ (esta, entregue ao CAPITÃO GINO STRUFFALDI, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; ao CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, vice e ao CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, secretário do MMDC, pelo GENERAL Ref DOMINGOS VENTURA PINTO FILHO).
Diz o DIPLOMA dessa Medalha:
A Associação dos Integrantes do BATALHÃO SUEZ – RIO DE JANEIRO – fundada em 30 de setembro de 1982, que congrega integrantes da UNEF, Força de Emergência das Nações Unidas, 1ª missão de Paz da ONU, e a mais longa. Missão do Exército Brasileiro no exterior, conforme Portaria nº 761, de 02 de dezembro de 2003, do Comandante do Exército, código nº 497, M.M.P publicado no Adt DCE. M 7. A ao Bol DGP n º 024, de 15 de junho de 2005, através de proposta da comissão de outorga e da Diretoria desta Associação concede ao
CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
A Medalha Missão de Paz – Batalhão SUEZ
Pelos serviços prestados a causa da Paz e Preservação da Humanidade.
RIO DE JANEIRO, R J,      DE JULHO DE 2006.

O diploma está assinado pelo Secretário Geral, pelo Presidente da Comissão de Outorga e pelo Presidente da AIBS-RJ
Depois de prestarmos a continência à Bandeira, retornamos aos nossos lugares. Fazem uso da palavra o Comandante do 1º BPE e o GENERAL VENTURA, que foi comandante da Unidade em idos dos anos 1960.
GINO, MENDES e eu entregamos a Medalha CONSTITUCIONALISTA para as seguintes pessoas: GENERAL DOMINGOS VENTURA PINTO JÚNIOR, TENENTE-CORONEL RÉGIS AYRTON LERMEN, TENENTE-CORONEL CÉSAR AUGUSTO GARRITANO FERREIRA, TENENTE-CORONEL Bombeiro MARCELO GISLER, MAJOR GEOVANNI DIAS MÂNCIO, 1º TENENTE QAO JÚLIO ELSON BEMFICA, SUBTENENTE Eng FERNANDO LUIZ DA SILVA FERNANDEZ, SARGENTO PM RODINEY BARBOSA TEIXEIRA.  
Um imponente desfile vai encerrar o ato solene. Depois, durante um bom tempo, conversamos com vários oficiais e autoridades presentes. Entre os nossos conhecidos estão o TENENTE-CORONEL MARCELO GISLER, Sub-Comandante dos Bombeiros do RIO DE JANEIRO, 1º TENENTE JOÃO CLÁUDIO CALDEIRA LIMA RANGEL, também dos bombeiros e o 2º Sargento PM RODINEY BARBOSA TEIXEIRA (eles estiveram em SÃO PAULO no dia 23 de maio, onde receberam a Medalha MMDC). Um subtenente é designado para mostrar as dependências do quartel.
Do 1º BPE, somos conduzidos ao PALÁCIO DUQUE DE CAXIAS, à Seção de Assistência Social, cujo chefe é o TENENTE-CORONEL LERMEN. Ele designa uma viatura para fazer um “tour” pelo RIO. Das 10 horas às 12:30 horas, passamos por várias regiões – COPACABANA, BARRA, SÃO CONRADO, até irmos tomar uma água de côco na PRAIA VERMELHA. Estamos cansados com tudo isso.
Retornamos à Seção de Assistência Social. O MAJOR GEOVANNI DIAS MÂNCIO, sempre prestativo, vai nos levar a almoçar no Centro de Alimentação do Shopping RIO-SUL. Ali, somos bem atendidos e é um momento de voltar à calma. As horas vão passando e o nosso cicerone conduz-nos ao Aeroporto SANTOS DUMONT. Chegamos cedo, pois o vôo 1531 está marcado para 16:45 horas. Encontramos no aeroporto o CORONEL PM Res JAIR PACCA DE LIMA, que trabalha atualmente na Defesa Civil da Prefeitura de SÃO PAULO. Ele tenta e consegue viajar no mesmo vôo. Temos um pequeno contratempo na hora do exame da bagagem. É que tínhamos ganho do TENENTE-CORONEL LERMEN um conjunto de facas para churrasco e nem de leve passou pela nossa cabeça que isso seria denunciado pelo sistema de detecção de metais. O CORONEL MENDES providencia o envio da bagagem pelo sistema operacional da empresa GOL. A saída do avião atrasa e, por volta das 17:04 horas, deixamos o aeroporto SANTOS DUMONT. Passam das 18 horas quando chegamos em CONGONHAS. O CORONEL MENDES perde um precioso tempo para a retirada da bagagem. Ele está apressado porque logo mais irá comemorar os aniversários de dona OÇAINE, seu neto JULINHO que estão completando anos no dia 15 de julho.
ALDO STRUFFALDI está no aguardo de seu pai. Leva-nos, em seu carro, até a estação do metrô PRAÇA DA ÁRVORE. MENDES vai até a estação SÃO PAULO. Fico na ARMÊNIA. Regresso a GUARULHOS.
Conto para LUCINDA os principais lances de nossa estadia no RIO, principalmente os contratempos no Hotel de Trânsito do IMBUHY.
Mais tarde, pela televisão, assisto aos atos de vandalismo praticados pelo PCC em SÃO PAULO.

O METRÔ concluiu nesta semana a concretagem da laje de fundo da futura estação ALTO DO IPIRANGA, da linha 2-VERDE (IMIGRANTES- VILA MADALENA). A estação será erguida sobre o bloco de concreto e aço, com 32 metros de diâmetro, 2 metros de espessura e peso de 6 mil toneladas. A concretagem foi feita em duas etapas. Localizada na esquina da Avenida Doutor GENTIL DE MOURA com a Rua VISCONDE DE PIRAJÁ, a estação será a mais profunda do trecho em expansão da LINHA 2. Das bilheterias às plataformas haverá um desnível de 24 metros.   

O HOMEM DE AÇO está de volta. Há quase 20 anos sem aparecer nos cinemas, “SUPERMAN – O RETORNO” estréia no BRASIL e promete ser invencível também nas bilheterias. Bom, pelo menos até a estréia no país de “PIRATAS DO CARIBE – O BAÚ DA MORTE no próximo dia 21, que derrubou o HOMEM DE AÇO do primeiro lugar nas bilheterias nos EUA. A expectativa da estréia no BRASIL é grande. Ícone da cultura pop, o herói criado por JERRY SIEGEL e JOE SHUSTER é um dos mais queridos desde 1938, quando foi publicada sua primeira história oficial. De lá para cá, ele já enfrentou os mais diversos vilões, casou-se com LOIS LANE, morreu e ressuscitou.
Mas, até então, não tinha visto LOIS (KATE BOSWORTH) com um filho de cinco anos, e morando com outro homem. RICHARD WHITE (JAMES MARDSEN, o CÍCLOPE de “X-MEN”, que parece ter se especializado em fazer personagens bonzinhos).Ele também trabalha no planeta DIÁRIO. Também não visto a repórter escrever o artigo “POR QUE O MUNDO NÃO PRECISA DE SUPERMAN-, o que, convenhamos, é vingança de mulher abandonada. É esse o cenário que CLARK KENT (BRANDON ROUTH) encontra quando volta a METRÓPOLIS depois de cinco anos. Além disso, o vilão LEX LUTHOR está disposto – como sempre – a dominar o mundo e destruir seu maior rival. E dessa vez, tem uma arma poderosa para isso: a tecnologia utilizada no planeta natal do Super-Homem, KRYPTON.

O ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, anunciou hoje a liberação de cem milhões de reais do Fundo Penitenciário (FUPEN) para o governo de SÃO PAULO investir em segurança após a nova onda de ataques do PCC. Metade do dinheiro vai para a reforma de presídios e a outra parte será usada na compra de equipamentos da área de inteligência. Os recursos foram liberados por medida provisória assinada pelo presidente LULA. O governador CLÁUDIO LEMBO agradeceu, mas disse que a ajuda não é suficiente: só o prejuízo com a destruição de presídios este ano passa de 60 milhões de reais. O ministro informou que o setor de inteligência das Forças Armadas está integrado ao levantamento de informações sobre o crime organizado e que há um plano para bloquear as estradas federais no Estado, como a VIA DUTRA e a RÉGIS BITTENCOURT, em caso de emergência. LEMBO não descartou o uso de homens do Exército, mas disse que no momento não era necessário.

Somados 21 novos ataques, entre a noite de ontem e a manhã desta sexta-feira, chega a 191 o número de atentados promovidos por uma facção criminosa no Estado desde a terça-feira. Pelo menos nove vítimas fatais e cinco feridos foram registrados. Ônibus, delegacias, bases da PM, fóruns, câmaras municipais e até caminhões de lixo estão entre os alvos atingidos. Até a noite de hoje o governo contabilizava a prisão de 68 suspeitos de participação nos ataques. A contar da última quarta-feira, dia 12, cinco pessoas foram mortas em supostos confrontos com a polícia – um na zona leste, dois em OSASCO, um em TABOÃO DA SERRA e outro em ITAQUAQUECETUBA. O número de ataques caiu 77% - de 93 para 21 – em comparação com as ocorrências registradas no segundo dia de atentados. Ontem, a polícia detectou, em escutas telefônicas, ordens de líderes criminosos para parar com a barbárie. Para GUARACY MINGARDI, do Instituto Latino-Americano para a Preservação do Delito e Tratamento do Delinqüente (ILANUD), a queda nas ocorrências representa uma estratégia dos criminosos. “A tática da facção é atacar um determinado alvo num dia, fazer uma pausa, e voltar a atacar alvos diferentes”, disse. No último dos casos de resistência seguida de morte, policiais militares da ROTA mataram um homem que estaria prestes a promover um ataque contra uma base da PM, hoje. O desempregado GÉRSON BARBOSA foi morto após atirar contra o carro do grupo de elite. Os policiais revidaram aos disparos, feitos com o 38 de BARBOSA. Dois comparsas que estariam num MERIVA, escaparam. Entre os 68 presos estão três suspeitos de atirar uma bomba contra um ônibus, causando queimaduras na cabeça e braços de um menino de dois anos. Em SOROCABA, no Interior, sete foram presos por atacar um ônibus com deficientes.

A polícia prendeu a quadrilha acusada de atacar a Câmara Municipal de JUQUITIBA com dinamite no final da noite de quarta-feira, dia 13. O plano inicial dos suspeitos seria atacar a delegacia da cidade. O suspeito apontado como líder da quadrilha, ANDERSON FERNANDES, o “BODÃO”, havia sido preso ontem a partir de informações de testemunhas da ação. Hoje foram capturados EDUARDO GOMES DE SOUZA, de 19 anos, que tinha passagem pela polícia por receptação, CLÓVIS ANTÔNIO DE MORAES HEMMEL, de 21, com antecedente por furto, ELTON MARÇAL, de 20, JIMMY MENDONÇA DOS SANTOS, de 20, e dois adolescentes armados. O delegado ERASMO PEDROSO FILHO, da delegacia seccional de TABOÃO DA SERRA, esclareceu que os criminosos receberam ordens da facção pelo telefone celular para atacar uma repartição pública na cidade. O primeiro alvo escolhido foi a delegacia, contudo, a quadrilha acabou optando por um alvo desprotegido, pois a Câmara não era vigiada por guardas.

Um ônibus descontrolado e em chamas invadiu a casa de dois idosos, ontem, na rua COMENDADOR ARMANDO PEREIRA, no TREMEMBÉ, na zona norte. A frente da residência ficou totalmente destruída, além de móveis e utensílios domésticos que eram vendidos pelo casal.  ALEXANDRE e DULCE DE ALMEIDA, de 78 e 74 anos, respectivamente, escaparam pelos fundos com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Ambos passam bem. Um bando teria abordado o ônibus e espalhado gasolina pelo veículo. O motorista e o cobrador declararam à polícia que os criminosos ameaçaram queimá-los. O motorista teve a roupa incendiada e correu cerca de cinco metros para apagar as chamas no banheiro de uma padaria. Os bandidos fugiram depois de atear fogo no coletivo. O ônibus, no entanto, ficou sem freios e só parou quando se chocou com a garagem dos ALMEIDA.  
 
Em solenidade realizada na manhã deste 14 de julho, aconteceu a transmissão da direção do CENTRO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA (CELOG). O novo diretor é o BRIGADEIRO-DO-AR NILSON SOILET CARMINATI, que assumiu o cargo em lugar do BRIGADEIRO-DO-AR FLÁVIO DOS SANTOS CHAVES, que vem de oito meses de um excelente trabalho e transferiu-se para a 6ª SUB-CHEFIA DO ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA, em BRASÍLIA. Em seu discurso de despedida, ele agradeceu a todos que colaboraram com o seu trabalho e também à comunidade da zona norte pelo carinho com que esta o acolheu. O novo diretor disse ter consciência de sua responsabilidade, estar orgulhoso por comandar esse centro de excelência tecnológica da Força Aérea Brasileira e que vai se esforçar ao máximo para dar continuidade aos projetos desenvolvidos no CELOG.    

A aviação israelense bombardeou hoje a sede do grupo xiita HEZBOLLAH em BEIRUTE, capital do LÍBANO, e seu líder, o xeque HASSAN NASRALLAH, declarou guerra ao Estado judeu. NASRALLAH aparentemente estava no local e não se feriu. “Vocês queriam uma guerra aberta. E vão tê-la”, disse ele por telefone à estação de TV do HEZBOLLAH, dirigindo-se às autoridades de ISRAEL. Pelo menos 72 libaneses morrerem em três dias de ataque, a maioria civis. O LÍBANO continua sob bloqueio aéreo e marítimo e o HEZBOLLAH, que controla o sul do país, manteve o ataque a cidades de ISRAEL com foguetes – mais de 300 disparos foram feitos em três dias. Doze israelenses já morreram. “Nós queremos forçar o governo libanês a desarmar o HEZBOLLAH”, disse o general israelense IDO NEHUSHTAN. Numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, o LÍBANO acusou ISRAEL de lançar “agressão bárbara generalizada”. O representante israelense respondeu dizendo que seu país está apenas reagindo a um ataque “sem provocação” do HEZBOLLAH. Vários embaixadores que falaram depois acusaram ISRAEL de uso excessivo da força. A reunião terminou sem solução à vista. Em LONDRES, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, CELSO AMORIM, considerou “desproporcional” a reação israelense.

REBAIXADOS para a segunda divisão, três dos quatro grandes times de futebol implicados na versão italiana do escândalo da máfia do apito. O mais afetado foi o JUVENTUS, que começará a próxima temporada na rabeira da série B – além de ter perdido os títulos conquistados na primeira divisão nas temporadas 2004, 2005 e 2005/2006. Só o MILAN escapou de cair para a segunda divisão. O FIORENTINA e o LÁZIO também foram rebaixados. Nenhum dos quatro times poderá disputar a próxima LIGA DOS CAMPEÕES. Na ITÁLIA. 

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que LUIZ FELIPE SCOLARI vai permanecer como treinador da seleção por mais dois anos.  FELIPÃO fica com PORTUGAL até a disputa da EUROCOPA, em 2008, na ÁUSTRIA e na SUÍÇA. O treinador não aceitou a proposta do presidente da CBF, RICARDO TEIXEIRA, para voltar ao comando da seleção brasileira. O convite foi feito após a partida entre PORTUGAL e ALEMANHA, em 8 de julho, pela COPA DO MUNDO. FELIPÃO declarou que sua família não quer deixar PORTUGAL e por isso não quis voltar a treinar o BRASIL.

A enfermeira DEBBIE ROWE, segunda esposa do cantor MICHAEL JACKSON, entrou com um processo, no tribunal de LOS ANGELES, contra o astro pela falta de pagamento de pensão. DEBBIE exige 195 mil dólares por gastos com advogados e 50 mil dólares para despesas pessoais. 

2 007    :     -     SÁBADO
Leio no “FÓRUM DOS LEITORES” de “O ESTADO DE SÃO PAULO” a carta de LUÍS ANTÔNIO S. SAMPAIO:
OFENSA AOS PAULISTAS
Escrevo em razão de um anúncio publicado no dia 9 de julho (C3), que jamais passou pela minha cabeça que seria publicado por um jornal paulista, quanto mais pelo ESTADÃO, jornal que aprendi com meu pai a admirar, pela integridade e honestidade! Foi o primeiro jornal que li, com apenas 8 anos. Gostava de ler as manchetes, a seção de historinhas, embaralhando os cadernos e atrapalhando a leitura de meu pai. Com o passar do tempo, vim a admirá-lo por sua luta contra a ditadura militar de 1964, assim como o admirava pelas histórias contadas por meu pai a respeito do desencadeamento da Revolução de 1932 e da luta desse órgão de imprensa contra o autoritarismo e menosprezo que São Paulo sofria com o governo ditatorial de Getúlio Vargas. Nunca esqueci o relato de meu pai de que o diretor desse jornal, Júlio de Mesquita Filho, abandonou tudo para lutar pela causa de São Paulo, como soldado, assim como meu pai o fez aos 18 anos, fugindo de casa (Indaiatuba), vindo a se alistar na Praça da República. Minha revolta ao ver a Bandeira Paulista –que aprendi a respeitar desde criança e representa a união e as conquistas desse povo – enxovalhada, transformada em anúncio de lanchonete, com um hambúrguer estampado em suas listras, foi muito grande! E, não bastasse o uso, digo, o abuso e o esbulho de utilizar um dos cartazes mais característicos da epopéia de 32, ainda por cima essa lanchonete deu a um sanduíche o nome de ....MMDC. Ou seja, o nome dos mártires da Revolução: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais vieram a formar o glorioso MMDC, que ajudou a organizar a luta contra a ditadura, prestando toda espécie de auxílio aos combatentes. Quem usou esse artifício grotesco, para anunciar seu estabelecimento, provou que é pessoa sem escrúpulos e sem moral, movida apenas pela ganância econômica, e demonstrou seu total menosprezo à terra onde vive e enriquece, à custa dos paulistas! Mas o que dizer desse jornal, que foi sempre um bastião da luta contra as ditaduras e sempre manifestou em sua linhas o amor por esta terra de Piratininga? Como entender que esse jornal tenha aceitado a publicação de tal anúncio, que ofende o brio dos paulistas, justamente no dia em que se comemoravam os 75 anos da Revolução Constitucionalista? O que diriam Ibrahim Nobre, Guilherme de Almeida, e o próprio Júlio de Mesquita Filho e os que deram a vida por São Paulo e pela democracia, se pudessem ver e ler nas páginas desse jornal tal anúncio? O ESTADO deve ao povo paulista uma explicação, um desagravo, uma retratação a respeito desse péssimo presente que ofereceu aos paulistas, nesse dia tão querido e respeitado por nossa gente. Viva São Paulo e os heróis de 32!
N. da R. – Justa a indignação do leitor. Ninguém da área editorial do jornal conhecia o texto do anúncio, cuja publicação se deve a um “cochilo” da seção de publicidade.
  
Este é um sábado diferente. Logo cedo, por volta das 9 horas, encosta uma viatura do 29º BPMM e me conduz até a CASA DE CULTURA de SÃO MIGUEL PAULISTA, na Rua IRINEU BONARDI, 169. Ali, encontro os TENENTES PM ALEXANDRE e OSÓRIO. Sou apresentado a autoridades da comunidade que, nesta manhã, reúnem-se nesse local para realizar a Assembléia Geral que aprovará o Estatuto do novo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Vamos conhecer novos amigos do MMDC e, formada a Assembléia, é indicado para presidir os trabalhos o Senhor
Nomeado o secretário para elaborar a ata, são convidados para compor a Mesa os tenentes já citados e eu como representante da sede. Procuramos ser breves quanto à explanação da Revolução Constitucionalista, bem como a própria história da Sociedade.
É posto em votação o Estatuto do núcleo e, aprovado, passa-se então à escolha do presidente da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. O TENENTE PM OSÓRIO é indicado para ser o presidente executivo e o TENENTE PM ALEXANDRE assume a presidência do Conselho Deliberativo. O tempo voa e, quando olho no relógio são 12 horas. Todos querem falar, mas tenho um outro compromisso, também muito importante, e sou obrigado a deixar essas pessoas que, daqui por diante, cuidarão do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA.
O jornal EMPRESAS&NEGÓCIOS publica a seguinte notícia:
NÚCLEO MMDC
MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO foram os quatro jovens mortos por partidários governistas, em 23 de maio de 1932, que deu origem ao movimento de oposição conhecido como MMDC, que são as siglas dos nomes dos jovens paulistas. O fato foi o estopim para o início da Revolução Constitucionalista, em 9 de julho de 1932. Neste sábado (14), será inaugurada a sede do Núcleo São Miguel Social do MMDC, e também a assembléia geral para escolha do presidente do conselho deliberativo e da diretoria executiva, com a aprovação do Estatuto Social do Núcleo. O TENENTE PM ALEXANDRE BUENO PINHEIRO, que é o idealizador da formação do núcleo, otimista, declarou: “Este núcleo será o quarto em São Paulo, a sede principal do MMDC fica na Praça da Sé. Temos na Lapa, em Guarulhos e agora em São Miguel, que tenho certeza trará mais valorização ao bairro”.
O núcleo visa a formação de jovens que irão disseminar a história dos constitucionalistas nas escolas da região, resgatando o civismo. Um ponto forte na criação do MMDC, é o senso patriótico, que leva os jovens a hastear a bandeira Brasileira e cantar o Hino Nacional. O evento é neste sábado (14), na Casa de Cultura de São Miguel, na rua Irineu Bonardi, 169, telefone 6137 5009.
NÚCLEO SÃO MIGUEL PAULISTA DA SOCIEDADE
VETERANOS DE 32 - M.M.D.C.
Primeira Assembléia Geral
Criação do Núcleo
ATA DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA               
Data: 14 de Julho  de 2007.
Horário de início: 10:45 h
Local: Casa da Cultura de São Miguel – Capital – São Paulo.                                                                       
Assunto a ser tratado: Criação Oficial do Núcleo São Miguel Paulista da Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C.; aprovação do Estatuto Social do Núcleo; eleição dos Presidentes do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva. Abertura: para dirigir a presente assembléia foi indicado e votado favoravelmente pelos presentes o Sr. Claudionor Correa Leão, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de São Miguel Paulista. E já na direção dos trabalhos o presidente informa o objetivo desta Primeira Assembléia Geral que é o de aprovar o Estatuto Social do Núcleo São Miguel Paulista da Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C., bem como eleger os Presidentes do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, implantando oficialmente assim o Núcleo São Miguel Paulista da Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C. em nosso bairro de São Miguel Paulista. Para dar continuidade à reunião o Presidente convoca a fazer parte da mesa o Sr. Alexandre Bueno Pinheiro; Sr. Edison Ozorio de Melo; o Sr. Coronel Ref. PM Mário Fonseca Ventura, e para secretaria da assembléia, o Sr. Sérgio Moreira Miranda. Estando a mesa formada o Presidente convida a todos que de pé façam a saudação ao Pavilhão Nacional. Em seguida, o Presidente passa a palavra ao Sr. Alexandre Bueno Pinheiro, que explica o objetivo da iniciativa de se criar aqui em São Miguel um Núcleo da Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. Após estas palavras de introdução ao assunto, o Presidente passa a palavra ao Coronel Ref. PM  Mário Fonseca Ventura, que explana um breve histórico do que foi o Movimento Revolucionário de 1932. Explica ainda que, esta Sociedade foi fundada em 1954 e em 1996 foi proposta a alteração em seu estatuto para que outras pessoas, além dos Veteranos de 32, pudessem fazer parte como membros. Por isso, a idéia de se difundir núcleos pelo Estado de São Paulo com o objetivo de resgatar o ideal demonstrado em 1932 para os dias de hoje, resgatando e transmitindo para os jovens, os valores enaltecidos como o  civismo, para que essa juventude os tenha como referência em sua conduta. A idéia é se organizar palestras e outras atividades de difusão do ideal de 32 para estudantes, através deste Núcleo que hoje se está criando. O Coronel Ventura sugere ainda que, este Núcleo participe do desfile cívico a ser realizado neste ano de 2007 ao se comemorar os 385 anos de São Miguel Paulista. Lembra também que, as datas 23 de Maio; 09 de Julho e 02 de Outubro passam a ser sagradas pela importância que tiveram em 1932, e que devem ser lembradas e comemoradas, como um culto ao ideal de 32. A seguir, o Presidente comenta sobre a importância da participação dos profissionais da educação, os quais podem contribuir muito com o objetivo deste Núcleo. Aprovação do Estatuto Social e Eleição do Presidente do Conselho Deliberativo e do Presidente da Diretoria Executiva. O Presidente apresenta e propõe a aprovação do Estatuto Social do Núcleo São Miguel Paulista da Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C., bem como apresenta também os nomes do Sr. Alexandre Bueno Pinheiro, para Presidente do Conselho Deliberativo e do Sr. Edison Ozório de Melo, para Presidente da Diretoria Executiva, e antes da eleição, passa a palavra aos indicados para que se apresentem e discorram sobre a importância deste Núcleo. O Sr. Edison Ozorio Melo, aproveitando a oportunidade, comenta sobre a importância de se não perder valores cívicos que são valores sociais como fraternidade, solidariedade, respeito e cidadania. A sociedade atual precisa ter acesso a esses valores e disseminar valores culturais e educacionais para que tenha reflexo direto em várias áreas como estrutura familiar e segurança. Em seguida, o Presidente põe em votação o Estatuto e os nomes indicados, o que é aprovado por unanimidade dos presentes. Já falando como Presidente Eleito do Conselho Deliberativo, o Sr. Alexandre afirma que este é o primeiro passo e o mais importante, mas o objetivo é que outros membros da comunidade local venham se somar a este grupo. Em seguida, o Presidente do Conselho Deliberativo, já ocupando a direção dos trabalhos e agradecendo ao Sr. Claudionor Correa Leão pela condução da primeira parte da assembléia, passa a palavra ao plenário. O Professor Isaias Pereira de Souza, Coordenador da Educação Municipal da Subprefeitura de São Miguel Paulista comenta que pôde viver o movimento de 1932, pois seu pai participou diretamente deste movimento. Comenta também, sobre um decreto recente do Prefeito Gilberto Kassab para que se volte a ensinar e cantar  hinos, imprescindível ao civismo. Em seguida, inscrito para falar o Sr. Jairo Galdino Alves, Assessor do Subprefeito Décio José Ventura de São Miguel Paulista, convida oficialmente o Núcleo a participar do desfile Cívico de São Miguel, que será realizado dia 30 de Setembro deste ano. Sendo a próxima inscrita a falar a Dra. Elizabete Michelete, Superintendente da Autarquia Hospitalar Regional Leste, discorre sobre o valor desta iniciativa, resgatando e responsabilizando-se pelo futuro da comunidade, e com isso, o bairro de São Miguel Paulista só tem a ganhar. Aproveita para disponibilizar toda a estrutura da saúde na região e lembra que não podemos deixar o bairro na mão de oportunistas. Em seguida, o Dr. Julio Batista da Costa, Coordenador da Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura de São Miguel Paulista, é taxativo em afirmar que o grupo já alcançado nesta primeira reunião não é pequeno, pois sua representatividade é muito grande, e aproveita para fazer um resumo do grande trabalho social que é a Ação Família. Não havendo mais nada a ser tratado, e após a saudação ao pavilhão nacional, o Presidente da por encerrada a presente assembléia às 12:04 h.
Lido e achado conforme o ato oficial de criação e desenvolvimento da Assembléia, o que segue firmado pelos membros eleitos.

. Quantidade de pessoas presentes:  Total 21 pessoas.
.Assinaturas:
                                    Claudionor Corrêa Leão
                   Responsável pela Presidência da Assembléia
                           

                                Sérgio Moreira Miranda                                                   

                           Secretário Geral da Assembléia     

                               Alexandre Bueno Pinheiro                                             
                    Presidente Eleito do Conselho Deliberativo                                                                        

                                    Edison Ozório de Melo
                      Presidente Eleito da Diretoria Executiva 

A mesma viatura que me trouxe vai me levar até GUARULHOS. Almoço e, por volta das 14 horas, embarco para a ARMÊNIA. Ali, o CORONEL PM MENDES já está me esperando. Vamos para a FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, na Rua TURIAÇU, 1840. Chegamos cedo. Conversamos com dirigentes da FPF (diretor JORGE ABICALAM FILHO e outros) e do PALMEIRAS, em pleno PARQUE ANTÁRTICA. O GINO vem acompanhado de dona DINORÁH e do filho ALDO. Da Sociedade, poucas pessoas comparecem: TENENTE PM GONÇALVES, CORONEL ARY CANAVÓ, ROBERTO GONÇALVES, nossa funcionária MARINEI, acompanhada do marido, soldado PM, e dos filhos. Amigos do GINO e do CORONEL MENDES, maçons, também estão presentes.
É a abertura da COPA FPF “HERÓIS DE 32” com o jogo entre PALMEIRAS e UNIÃO BARBARENSE. Nosso presidente vai dar o pontapé inicial da partida. A tarde está muito agradável para um acontecimento tão importante para nós. Somos muito bem recebidos pelas autoridades que dirigem esse maravilhoso estádio.
No final, vitória do PALMEIRAS por 2 a 0. Já é noite quando deixamos o PARQUE ANTÁRTICA. Despeço-me dos amigos e também do próprio CORONEL MENDES, pois a família da MARINEI reside em GUARULHOS  e o seu marido está motorizado e me conduz até em casa.
Sinto-me cansado. Não consigo assistir os jornais televisados, todos eles dando notícias dos jogos panamericanos. LUCINDA acha-se na casa do NELSON e SORAYA.    

O SANTOS de RODRIGO TABATA derrotou o BOTAFOGO por 3 a 0, na VILA BELMIRO. Com isso, o time carioca perdeu a invencibilidade no CAMPEONATO BRASILEIRO – mas continua na liderança da competição. No MORUMBI, o CORINTHIANS e o SÃO PAULO empataram em 1 a 1. Em PORTO ALEGRE, o PALMEIRAS empatou com o GRÊMIO também por 1 a 1.
 
Sem o prestígio e a influência que tinham no destino do país até um passo recente, diversos políticos tentam recuperar hoje, seis meses depois da posse do novo Congresso, espaço na cena nacional. Mas o retorno de antigos ministros, ex-presidentes da Câmara e do Senado e até mesmo do ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO tem sido difícil para a maioria deles. Nos corredores do Congresso alguns chamam atenção mais pelo poder que já tiveram em BRASÍLIA, do que pela atuação de seus mandatos atuais.

Um suicida matou hoje 24 soldados do PAQUISTÃO e feriu outros 29 ao lançar um carro cheio de explosivos contra um comboio militar no WAZIRISTÃO, O GENERAL WAHEED ARSHAD afirmou que o atentado pode estar relacionado à ação do Exército contra radicais islâmicos na MESQUITA VERMELHA, em ISLAMABAD, na semana passada.

Tropas de 27 países-membros da UNIÃO SOVIÉTICA desfilaram hoje pela famosa Avenida CHAMPS ELYSÉES, em PARIS, e apresentaram suas bandeiras ao presidente francês, NICOLAS SARKOZY, no tradicional desfile-militar anual do DIA DA BASTILHA, um dos marcos da Revolução Francesa.
Depois de acompanhar as manobras dos aviões da Força Aérea e seus rastros de fumaça com as cores da bandeira francesa, SARKOZY encabeçou o tradicional desfile, que este ano teve a participação de 900 militares de 27 países europeus e 4 mil franceses.
Escoltado pela Guarda Republicana, SARKOZY cumprimentou sorridente a multidão de um veículo militar descoberto, que percorreu a CHAMPS ELYSÉES. Rompendo o protocolo, o presidente francês desceu do carro para apertar a mão do público.
SARKOZY, eleito em maio, convocou as outras 26 nações a participar do evento com seus soldados para ressaltar o compromisso do país com a EUROPA, apesar da rejeição dos eleitores franceses, em 2005, à proposta de uma constituição européia.
O presidente francês antecipou esta iniciativa assim que foi eleito, dizendo que a presença de soldados europeus na festa seria um “símbolo bonito” de união. Vários dirigentes europeus foram convidados. O desfile comemora a tomada da prisão da BASTILHA, em 1989, em PARIS, no início da Revolução Francesa, que pôs fim à monarquia.

2 008     :     -      SEGUNDA-FEIRA
                                                       Roteiro

Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Núcleo São Miguel Paulista
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Vigésimo Nono Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
Solenidade alusiva ao septuagésimo sexto aniversário da Revolução Constitucionalista de 32 e ao primeiro aniversário do Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Bom dia a todos.
Gostaria de anunciar a presença das seguintes personalidades....
Canto do Hino Nacional Brasileiro
Solicitamos aquelas pessoas as quais sua condição física permita que fiquem de pé em postura de respeito para a entonação do hino pátrio
HINO NACIONAL (HINO NACIONAL)
Agora teremos a oportunidade de ouvir as palavras do Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC , Sr Capitão Reformado do Exército Brasileiro Combatente de 32, Gino Struffaldi
PALAVRAS DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE
Será exibido agora um documentário de aproximadamente 30 minutos para que os senhores e senhoras possam aprimorar seu conhecimento do que foi a Revolução Constitucionalista de 32. Para aqueles que já tiveram a oportunidade de assistir a referido documentário, pedimos a compreensão na certeza de que será mais uma oportunidade de reflexão sobre os fatos.
FILME
Será apresentada agora a Peça Teatral “O Soldado Constitucionalista”
TEATRO
Pedir se não o fizerem uma salva de palmas ao término
Deslocamento do Pavilhão Nacional
O 2º Tenente PM Eduardo Alvares dos Santos conduzirá o Pavilhão para sua posição de destaque a fim de que possamos outorgar as Medalhas
Solicitamos que no deslocamento do Pavilhão Nacional aquelas pessoas as quais sua condição física permita que fiquem de pé
DESLOCAMENTO DO PAVILHÃO NACIONAL (HINO A BANDEIRA)
Convocaremos agora de 8 em 8 as 32 personalidades as quais serão outorgadas a Medalha Constitucionalista ou por impossibilidade de seu comparecimento, estarão sendo representadas neste ato.
Solicitamos que subam ao palco e se postem em local de destaque para serem homenageados... o Sr..... Reverendíssimo..., o Sr.... Ilustríssimo...., o Sr......... do 29º BPM/M ***
Solicitamos que o Sr Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Sr Capitão do Exército Brasileiro Gino Struffaldi e o Presidente do Núcleo São Miguel Paulista, Sr. 1º Tenente PM Alexandre Bueno Pinheiro, procedam a entrega das Medalhas aos agraciados.
OUTORGA DAS MEDALHAS (HINO PARIS BELFORT)
Continência a Bandeira Nacional
O militar de maior patente ou mais antigo dará a voz de comando aos agraciados
... em continência a Bandeira apresentar armas.... (Militar)
CONTINÊNCIA
...descansar armas... (Militar)
Solicitamos que os agraciados retornem ao seu lugar de origem
REPETE MAIS 3 VEZES ...
Solicitamos que subam ao palco ..... ***
Homenagem ao integrantes da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Ouviremos agora as palavras do Representante da Academia de Estudos de Assuntos Histórico, o Sr. 2º Tenente da Polícia Militar do Espírito Santo Isaac Rubim Garcia Bergamin, o qual procederá a leitura de uma nota alusiva a homenagem
LEITURA DA NOTA
Será outorgada agora pela referida Academia a Medalha Mérito Maria Quitéria
Solicitamos que subam ao palco e se postem em local de destaque para serem homenageados as seguintes personalidades da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC ... o Sr Capitão Reformado do Exército Brasileiro Combatente de 32,  Gino Struffaldi, Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC...... o Sr Coronel da Reserva PM Antônio Carlos Mendes, Vice- Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC..... o Sr. Coronel da Reserva PM Mário Fonseca Ventura, Secretário Geral da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC....e o Sr 1º Tenente PM Alexandre Bueno Pinheiro, Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Convidamos o Sr 2º Tenente Reserva PM Valdomiro Garcia Rafael, representando neste ato a Sra. Vânia Costa e Silva,  Presidente da Academia de Estudos de Assuntos Históricos para que proceda a outorga da Medalha Mérito Maria Quitéria aos homenageados.
Continência a Bandeira Nacional
O Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC dará  a voz de comando aos agraciados
... em continência a Bandeira apresentar armas.... (Militar)
CONTINÊNCIA
...descansar armas... (Militar)
Solicitamos que os agraciados retornem ao seu lugar de origem
Deslocamento do Pavilhão Nacional
O 2º Tenente PM Eduardo Alvares dos Santos conduzirá o Pavilhão para o seu local de origem
Solicitamos que no deslocamento do Pavilhão Nacional aquelas pessoas as quais sua condição física permita que fiquem de pé
DESLOCAMENTO DO PAVILHÃO NACIONAL (HINO A BANDEIRA)
Gostaríamos de agradecer ao Sr Alexandre Schinaider, Secretário de Educação do Município de São Paulo, ao Sr Isaias Pereira de Souza, Diretor Regional de Educação de São Miguel Pta, a Sra Adélia Marinho, Gestora do Centro Educacional Unificado Curuçá e ao Sr Moacyr Simionatto, Coordenador de Ação do Núcleo Cultural, por ter cedido este espaço de referência no Ensino de nossa sociedade brasileira para que pudéssemos realizar o evento. Obrigado pela presença de todos e esperamos contar com seleta platéia na outorga da Medalha Governador Pedro de Toledo.

Hoje se comemora o 219º aniversário da Revolução Francesa. A TOMADA DA BASTILHA aconteceu a 14 de julho de 1789, resultado dos abusos intoleráveis de um regime em desorganização, que teve grande influência na alma popular. Lembro desta data porque seria em 14 de julho de 1932 a deflagração do Movimento Constitucionalista.
Também num 14 de julho, agora em 1791, era aprovada a primeira Constituição do Estado de São Paulo. É também num 14 de julho, agora já em 1932, que SANTOS DUMONT escreve a seguinte carta:
  76 a. da carta de SANTOS-DUMONT referente à Revolução de 1932, escrita no dia 14 de julho de 1932:
MEUS PATRÍCIOS:
Solicitado pelos meus conterrâneos moradores neste Estado, para subscrever uma mensagem que reivindica a ordem constitucional do País, não me é dado, por modéstia, sair do refúgio a que forçadamente me recolhi, mas posso ainda, por estas palavras escritas, afirmar-lhes não só o meu inteiro aplauso, como também o apelo de quem, tendo sempre visado da glória da sua pátria dentro do progresso harmônico da humanidade, julga poder dirigir-se em geral a todos os seus patrícios, como um crente sincero em que os problemas da ordem política e econômica que ora se debatem, somente dentro da lei magna poderão ser resolvidos, de forma a conduzir a nossa pátria à superior finalidade dos seus altos destinos.
VIVA O BRASIL UNIDO !       
                                                   (Assinado) SANTOS DUMONT 
SANTOS DUMONT suicidar-se-ia em 23 de julho de 1932, no GUARUJÁ. Essa data foi de grande luto para as forças constitucionalistas, pois, além de SANTOS DUMONT, também morreria o GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO (na época, CORONEL COMANDANTE GERAL DA FORÇA PÚBLICA).
  76 a. do manifesto assinado por dom DUARTE LEOPOLDO E SILVA, arcebispo Metropolitano de SÃO PAULO; monsenhor GASTÃO LIBERAL PINTO, vigário-geral; JOSÉ MARIA WHITAKER, diretor do BANCO COMERCIAL; FRANCISCO PAIS LEME DE MONLEVADE, diretor da Estrada de Ferro SOROCABANA; GUILHERME DE ALMEIDA, da Academia Brasileira de Letras; CANTÍDIO DE MOURA CAMPOS, diretor da Faculdade de Medicina; desembargador COSTA MANSO, presidente do Tribunal de Justiça, e PLÍNIO BARRETO, presidente do Instituto dos Advogados, intitulado “AO POVO BRASILEIRO” acentuando: “SÃO PAULO não pegou em armas para combater os seus queridos irmãos dos outros Estados, nem para praticar a loucura de separar-se do BRASIL, mas unicamente para apressar a volta do País ao regime Constitucional. Enganam-se os que supõem que a atitude de SÃO PAULO esconde propósitos separatistas e é obra de partidarismo político. Podemos afiançar que é essencialmente nacionalista e sem o mais leve colorido partidário.” 
  76 a. na frente de ITARARÉ, em 14 de julho de 1932, o Movimento Constitucionalista obtinha valiosa adesão do 5º REGIMENTO DE CAVALARIA DO EXÉRCITO, sediado em CASTRO, Estado do PARANÁ, que constituía o setor mais avançado das forças ditatoriais na frente sul. Aquele Corpo de Cavalaria, comandado pelo TENENTE ASSUNÇÃO, foi enviado para a frente NORTE (a pedido do tenente, que não queria enfrentar seus companheiros do SUL), fronteira com o Estado do RIO, que se achava sob o comando do CORONEL EUYCLYDES FIGUEIREDO. Quando esse Regimento desfilou pelas ruas de SÃO PAULO, em direção à estação da CENTRAL DO BRASIL, foi recebido por imensa multidão, que o aplaudiu delirantemente, enquanto as moças paulistanas atiravam flores sobre os soldados.  

Por causa de um trânsito “bravo” na DUTRA vou chegar depois das 8 horas na ARMÊNIA. O MENDES e o GINO já estão impacientes com a minha demora. Vamos para o local da solenidade programada pelo nosso núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA, em comemoração aos 76 anos da Revolução. GINO ainda assina os diplomas da Medalha que será entregue nessa oportunidade. Aberto os trabalhos, o orador discorre sobre a Revolução Constitucionalista e chama o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para fazer o discurso de abertura dos trabalhos do evento. Procede-se a entrega da Medalha  CONSTITUCIONALISTA:

 POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Dom
MANUEL PARRADO CARRAL
Doutor
JOSÉ ÁLVARO MACHADO MARQUES
Cel INT
BENEDITO BORTOLETTO
Cel PM
ELIZIÁRIO FERREIRA BARBOSA
Cel PM
RONALDO SEVERO RAMOS
Capitão-de-Fragata
HELDER LUIZ PUIA
Capitão-de-Fragata
PEDRO ALVES CAVALCANTE JUNIOR
Ten Cel Aviador
GIL CORDEIRO DAMÁSIO
Ten Cel PM
NILTON CARLOS BUSNELLO
Major PM
CARLOS EDUARDO MASSARINI
Secretário de Saúde
AILTON DE LIMA RIBEIRO
Doutora
MARA APARECIDA TRIGILIO
Cap PM
JOÃO LUIZ DE CAMPOS
Cap PM
MARCELO GIMENEZ BERNARDES DA SILVA
Cap PM
HENRIQUE FERNANDES DA ROCHA
1º Ten PM
LUIZ ANTONIO DOS SANTOS
1º Ten PM
FABIANO GOMES PEREIRA
1º Ten Fem PM
SHEILA CRISTINA TOLEDO
1º Ten PM
WILSON DE ASSIS LACERDA
2º Ten PM
ISAAC RUBIM GARCIA BERGAMIN
2º Ten PM
VALDOMIRO GARCIA RAFAEL JUNIOR
2º Ten PM
DANILO ANDRÉ MOSER
1º Ten PM
JOSÉ LUIZ GONÇALVES
2º Ten PM
PAULO ROBERTO DÁRIO
2º Ten Res PM
VALDOMIRO GARCIA RAFAEL
2º Sgt OM
NAILTON MOURA DA SILVA
3º Sgt PM
LAURO JOSÉ BARBOSA
Doutor
ARLINDO RACHID MIRAGAIA
Senhor
ANTONIO JOSÉ MENDES TEIXEIRA
Senhor
AURÉLIO UMBERTO DE ANDRADE
Professor
JOSÉ LEITE
Professor
JAIRO GALDINO ALVES
Na seqüência dos trabalhos é entregue a Medalha MARIA QUITÉRIA pela ACADEMIA aos seguintes agraciados: GINO STRUFFALDI, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA e 1º TENENTE PM ALEXANDRE BUENO PINHEIRO.
O GINO e o MENDES estão compromissados com um almoço da ABETA (maçonaria), num restaurante da Avenida RADIAL LESTE, altura do viaduto GUADALAJARA; são mais de 11 horas e o tempo é escasso para eles. Esse é o motivo pelo qual saímos apressadamente da solenidade. Acontece que a RADIAL LESTE, num certo trecho, está muito atravancada de carros. Isso deixa o MENDES nervoso, pois o relógio não pára e é inquirido, via celular, do motivo do atraso. Na altura da estação do Metrô TATUAPÉ, desço do carro porque não vou participar desse almoço, já que não sou maçom.
Chego na Sociedade depois das 14 horas. Não dá nem para almoçar, pois vou participar da reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. FRANCISCO GIANNOCCARO é o nosso coordenador. Tem como secretário nessa reunião o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Os primeiros comentários são sobre a magnífica solenidade de 7 de Julho no Tribunal de Justiça, em comemoração aos 76 anos da Revolução. Depois se fala sobre o 9 de Julho no IBIRAPUERA. Acrescento as solenidades da Assembléia Legislativa, da OAB, e os nosso trabalhos no dia 11, tanto na Escola de Soldados de PIRITUBA, como no CSM/Mtel. Isso demonstra a importância da Sociedade Veteranos de 32-MMDC quanto à divulgação da Revolução Constitucionalista.
FRANCES DE AZEVEDO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, BIZARRO, OG POZZOLI, HELIODORO, professora EDIMARA DE LIMA são as principais pessoas que fazem uso da palavra para acrescentar pontos positivos a tudo que está acontecendo nesses últimos dias.
Destaque dessa reunião para a Comandante do Exército Constitucionalista, DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, que se faz presente, acompanhada de seu filho MÁRIO. Ela demonstra muita satisfação com a sua atual condição. Fala sobre sua participação, com 14 anos, na Revolução Constitucionalista.
A reunião é concorrida, com pessoas entusiasmadas, terminando depois das 17 horas.
ATA DA 23ª REUNIÃO DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2007 - MARÇO DE 2009, REALIZADA NO DIA 14 DE JULHO DE 2008, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR DA ACSP (SALA TS).
Secretário: Paulo Tenório da Rocha Marques
1. Lista de presença anexa.
2. Trabalhos presididos pelo coordenador Francisco Giannoccaro
3. Exame e votação da ata da 22ª Reunião – Aprovada.
4. Expediente - a) Eloy Gonçalves de Oliveira, Gino Struffaldi, Antonio Carlos Mendes, Jorge Luiz da Costa, Lauro Escobar e Viviano Ferrantini não compareceram, por motivo de força maior comunicado previamente; b) anunciou a presença da convidada especial, Sra. Dirce Rudge Pacheco e Silva.
5. Comemorações do 76º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932 - inicialmente, Francisco Giannoccaro agradeceu o apoio dado pela alta direção da Associação Comercial de São Paulo a todas iniciativas que permitiram o pleno êxito da solenidade ocorrida no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, quando foi outorgado o Colar Carlos de Souza Nazareth ao Governador José Serra, ao Desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, ao Deputado Estadual José Carlos Vaz de Lima e ao Prefeito Gilberto Kassab. Particularmente, Francisco Giannoccaro elogiou o Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, o sr. Arnédio Bastos Oliveira Netto e a Valéria Santos, pela participação direta na organização do evento, facilitando o andamento das providências. Ainda sobre os acontecimentos de 1932, o coordenador leu trecho de relato publicado pela Polícia Militar sobre a explosão de granada que matou o General Julio Marcondes Salgado, Comandante Geral da Polícia Militar, um Capitão e um Sargento, além de ferir entre outros oficiais, o Capitão Heliodoro Tenório da Rocha Marques, pai de Paulo Tenório da Rocha Marques, membro da Comissão Cívica e Cultural. Em continuação, Francisco Giannoccaro fez referência à entrega da medalha da Constituição, criada pela Assembléia Legislativa de São Paulo, ao Coronel Antonio Carlos Mendes, também membro da Comissão Cívica e à Sra. Dirce Rudge Pacheco e Silva.
6. Feriado de 9 de Julho - A Dra. Frances de Azevedo manifestou-se sobre especulações a respeito da extinção do feriado dedicado ao culto cívico do Movimento Constitucionalista, alertando sobre a importância de sua preservação dada sua importância histórica e simbólica em favor do regime democrático da Lei e da ordem constitucional. Antonio Augusto Bizarro lembrou aos presentes que Ivan Valente chegou a propor não só a extinção do feriado como também o impedimento do culto ao Movimento Constitucionalista. O Coronel Mario Ventura ressaltou que a Constituição Nacional dispõe que todos os Estados da Federação devem ter uma data própria, de significado simbólico e expressivo para estimular o civismo local e o amor dos cidadãos pelo torrão natal. Igualmente, Maria Cecília Naclério manifestou-se a favor da vigilância e repulsa a qualquer ato que vise a extinção do feriado de 9 de julho ou restrição à sua forma de cultuá-lo.
7. Imagem da Padroeira do Brasil - O coordenador Francisco Giannoccaro pediu ao secretário que procedesse a leitura de e-mail a respeito da proibição do uso do título de Padroeira do Brasil incorporado à imagem de Nossa Senhora Aparecida sob a alegação de que esse procedimento consistiria um monopólio religioso em favor de um único credo privilegiado. Maria Cecília Naclério lembrou que Nossa Senhora Aparecida não é exclusividade do Brasil, pois a China também adota Nossa Senhora Aparecida como sua Padroeira. Valdir Abdallah manifestou-se sobre esse tema argumentando que é Metodista desde sua infância, mas respeita o culto a todas as religiões com seus símbolos e imagens, principalmente Nossa Senhora Aparecida, integrada na cultura popular do brasileiro já que ultrapassa o plano como parte das tradições nacionais. Ricardo Scalise recordou episódio grotesco em que um fanático de outro credo religioso atacou com chutes e violência a imagem de Nossa Senhora em ato largamente condenado pela opinião pública. A professora Edimara de Lima comentou que o respeito à imagem de uma santa não se restringe ao plano religioso, pois também ofende os princípios democráticos de cidadania e liberdade, fundamentais para a vida em sociedade. Og Pozzoli argumentou que as tradições religiosas são próprias da humanidade e que Buda, Alá ou Tupã devem, sempre, ser bem recebidos e exemplificou com o famoso filme Canção de Bernardete e a frase “Para os que crêem, nenhuma explicação é necessária, para os que não crêem, nenhuma explicação é necessária”.
8. Homenagem a Guilherme de Almeida – Francisco Giannoccaro noticiou que não foi possível dar o nome do poeta a praça do Pacaembu, entretanto haverá uma referência indireta a Guilherme de Almeida naquele bairro com a adoção do título de um seu poema “Dança das Horas”. Nosso coordenador fez referência ao Marco da Paz, iniciativa de Gaetano Brancati Luigi, membro de nossa Comissão Cívica e enalteceu o CIEE pela campanha iniciada com o intuito de estimular o hasteamento da bandeira nacional e paulista nos edifícios da cidade embelezando e despertando o patriotismo em nossa população.
9. Cerimônia do Tribunal de Justiça -  A Dra. Francês de Azevedo reportou-se à solenidade do dia 7 de julho destinada à outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth, para elogiar a organização, os detalhes e a importância e valor dos pronunciamentos, concluindo por ajuizar que a solenidade foi um acontecimento marcante. Aproveitando o momento ela fez uma severa crítica à limpeza pública do “centro velho” da cidade sugerindo que se fizesse um ofício à Prefeitura alertando para o problema. Antonio Augusto Bizarro aparteou para lembrar que a Associação Comercial dispõe de uma comissão que pode interceder nesse caso. A professora Edimara de Lima também se manifestou sobre a solenidade do tribunal para elogiar e mencionar a impressão de sua amiga, jornalista, que participou do acontecimento e transmitiu sua emoção e entusiasmo com o acontecimento. Og Pozzoli, igualmente, demonstrou seu contentamento com a solenidade, afirmando que se tratou de um grande acontecimento e que o governador José Serra havia entendido o significado do Movimento Constitucionalista. Encerrando a reunião o Coronel Mario Ventura cumprimentou a Sra. Dirce Rudge Pacheco e Silva por haver assumido o comando do Exército constitucionalista, simbolizando a mulher paulista na luta de São Paulo contra a ditadura.
Francisco Giannoccaro                Paulo Tenório da Rocha Marques
        Coordenador                                            Secretário

Retorno ao MMDC. Ligo para o Presidente do ROTARY do IPIRANGA, GUILHERME THEODORO MENDES, a fim de confirmar uma palestra marcada para a noite desta segunda-feira. Ele diz que um dos rotarianos, EVARISTO, passará pela sede da Sociedade a fim de me conduzir até sua residência. Isso vai acontecer por volta das 18 horas.
GUILHERME THEODORO MENDES leva-me até a Churrascaria GALETA DOURADA, na Avenida LINS DE VASCONCELOS, 885.
Aberta a sessão do ROTARY, como convidado, vou discorrer sobre a Dimensão Nacional da Revolução Constitucionalista de 1932. Os presentes fazem perguntas pertinentes ao tema e há um ambiente muito bom para as discussões que vão surgindo. Acontece que tenho  de retornar para casa. Estou no IPIRANGA e moro em GUARULHOS. Tenho de tomar uma condução antes da meia-noite. Um dos rotarianos transporta-me até a estação ANA ROSA do Metrô.  

Senhores Membros da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, Capitão Gino, Cel Mendes, Cel Ventura e Ten Alexandre.
Parabéns pelos serviços prestados, pela abnegação, dedicação e capacidade profissional, tendo contribuído para fortalecer e divulgar os feitos históricos da Revolução Constitucionalista de 32. Encaminho para conhecimento expressando meus sinceros agradecimentos: http://www.diariodefato.com.br/noticias/noticias_display.php?codigo=1697
Medalha alusiva a Revolução Constitucionalista
Cidades - Veteranos de 32 - 19/07/2008 - 18:24:29
MIRANDÓPOLIS – Na segunda-feira (14/07), no Anfiteatro do Centro Educacional Unificado - CEU “Curuçá”, sito Avenida Marechal Tito, - Vila Curuçá, São Paulo, três personalidades de Andradina foram Homenageadas pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, em solenidade onde receberam a “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA”, que foi criada para galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e relevantes serviços prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado dignas de especial distinção. Sendo os agraciados da região de Andradina o Capitão PM Marcelo Gimenez Bernardes da Silva – 28º BPM/I, 2º Tenente PM Valdomiro Garcia Rafael Junior – 28º BPM/I e seu pai 2º Tenente Reserva PM Valdomiro Garcia Rafael ,também do 28º BPM/I A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC surgiu devido os acontecimentos de 22 e 23 de maio de 1932, que resultaram na noite de 23 na morte de quatro jovens mártires, MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, cujas primeiras letras dos nomes constituíram a sigla MMDC, em princípio uma sociedade secreta em luta pela redemocratização do país, e, por decreto de 10 de agosto de 1932, oficializada pelo governo PEDRO DE TOLEDO e, posteriormente Reconhecida de Utilidade Pública pela lei Estadual nº 5530 de 147/01/1960 e Decreto Municipal nº 8790 de 23/05/1970 e, perpetua até hoje o ideal constitucionalista de 1932. A sociedade atualmente é presidida pelo Capitão Reformado do Exército Brasileiro e Combatente de 32, o Sr. GinoStruffaldi, que nasceu em 14 de Junho de 1914, ou seja, há quase 94 anos, na cidade de Santos no litoral de São Paulo.É filho de Germano Struffaldi e Amélia Taliani, ambos nascidos na Itália. É casado com Dinorah Ribas Struffaldi e, tiveram 4 filhos – Aécio (já falecido), Aldo, Yara e Gina. Com 18 meses de idade foi com seus pais para a Itália, na região da Toscana, no pequeno “paese” chamado Gavinana – no alto da montanha pistoiese - cuja fundação remonta ao ano de 1100 de nossa era. Para sua terra retornaria ainda várias vezes, inclusive para fazer o curso técnico quando adolescente. Com 18 anos entrou para o Exército Brasileiro, sentando praça no Forte de Itaipu, em São Vicente, onde teve oportunidade de se posicionar do lado de São Paulo no Movimento democrático MMDC em favor da causa constitucionalista. É, portanto, um dos poucos ex-combatentes da Revolução de 32 ainda em atividade. Quando na ativa atuou no serviço rádio do Exército em São Paulo como chefe da Estação PTP de Radiotelegrafia. Durante a Solenidade foi passado um filme sobre a história do movimento Constitucionalista de 1932, além de apresentação de uma peça teatral sobre o Soldado Constitucionalista e ao término diversas personalidades foram agraciadas com a Medalha Constitucionalista, perante o Pavilhão Nacional.
Medalha Mérito Maria Quitéria:Tenente Rafael outorgando a Medalha Mérito Maria Quitéria aos membros da Sociedade de 32
Após entrega da Medalha Constitucionalista foram homenageados o Capitão Ref EB Combatente de 32 Gino Struffaldi, Presidente da Sociedade de 32, o Coronel Res PM Mário Fonseca Ventura, o Coronel Res PM Antônio Carlos Mendes e o 1º Ten PM Alexandre Bueno Pinheiro, todos membros da Sociedade Veteranos de 32, onde receberam a “Medalha do Mérito Maria Quitéria” das mãos do 2º Tenente Reserva PM Valdomiro Garcia Rafael, que no ato representou a Presidenta da Academia, Vânia Costa e Silva, outorgada pela Academia de Estudos e Assuntos Históricos, que tem por objetivo galardoar àquelas autoridades ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na difusão da história brasileira, seus heróis e feitos. Maria Quitéria de Jesus, a mulher-soldado, nasceu em São José de Itapororocas, no ano de 1797, na antiga Província da Bahia. Maria Quitéria, uma humilde sertaneja baiana, atendeu ao chamado, motivada pelos ideais de liberdade que envolviam seus conterrâneos. Ante a posição contrária do pai, foge de casa e, com o uniforme de um cunhado, incorpora-se inicialmente ao Corpo de Artilharia e, posteriormente, ao de Caçadores, com nome de Soldado Medeiros. O seu batismo de fogo ocorre em combate na foz do rio Paraguaçu, ocasião em que ficam evidenciados seu heroísmo invulgar e sua real identidade. No ano do centenário do falecimento da valorosa mulher-soldado, o então Ministro da Guerra determinou, por intermédio do Aviso Nº 408, de 11 de maio de 1953, que em todos os estabelecimentos, repartições e unidades do Exército, fosse inaugurado, no dia 21 de agosto de 1953, o retrato da insigne patriota. Finalmente, em 28 de junho de 1996, Maria Quitéria de Jesus, por decreto do Presidente da República, passou a ser reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. O Chefe de cerimonial finalizou dizendo que a medalha Constitucionalista, é portanto, definitiva, pois perpetuará a gratidão e reconhecimento, para todo sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade pelas quais se bateram os Veteranos de 32. Agradecendo a presença de todos homenageados, familiares, amigos e convidados, desejando à todos muita paz, um excelente retorno e, que perpetuem o ideal constitucionalista de 1932.
VALDOMIRO GARCIA RAFAEL JUNIOR
2º TENENTE PM CMT DO 4º/5º PEL - MIRANDÓPOLIS/SP
O PM WILLON ANTUNES NETO, de 26 anos, do 16º Batalhão, foi preso acusado de integrar uma quadrilha flagrada a 1:30 hora de hoje quando furtava cabos telefônicos subterrâneos em SANTO AMARO, na zona sul da capital. Investigadores da 5ª Delegacia Seccional (zona leste) prenderam sete homens. A maioria usava uniformes de uma empresa que presta serviços para a Telefônica. O pai e um irmão de WILLON, WALLACE CARVALHO ANTUNES e WALLACE CARVALHO ANTUNES JÚNIOR, também são acusados de participar do crime. O bando já havia arrancado 720 quilos de fios telefônicos.

O cineasta SADY BABY, de 54 anos, foi indiciado hoje por filmar cenas de sexo explícito com a participação de duas menores de idade. Uma das jovens é filha do diretor de cinema, conhecido nos anos 1980 como “o terror da Boca do Lixo”. SADY alega que as duas garotas são emancipadas judicialmente, ou seja, têm direitos e obrigações civis de maiores de 21 anos.

BRENO MELO era jogador do FLUMINENSE quando foi descoberto pelo diretor francês MARCEL CAMUS e se tornou o protagonista de ORFEU DO CARNAVAL, um dos filmes rodados no Brasil mais famoso em todo o mundo. BRENO morreu hoje, em PORTO ALEGRE, com 76 anos. ORFEU foi o grande papel de sua vida e, a cada data redonda do filme, era procurado para dar seu depoimento. ORFEU DO CARNAVAL, baseado na peça de VINÍCIUS DE MORAES, foi filmado no RIO e ganhou alguns dos principais prêmios do cinema, como a PALMA DE OURO em CANNES, em 1959, o GLOBO DE OURO e o OSCAR de filme estrangeiro, em 1960.
BRENO contracena nesse filme com a norte-americana MARPESSA DAWN, a EURÍDICE, nas principais cenas da história. O curioso é que CAMUS escalou outro esportista para o papel da MORTE: o campeão olímpico de salto triplo ADHEMAR FERREIRA DA SILVA.
O filme mostra um RIO idealizado, com favelas estilizadas e uma população disposta a cantar e a dançar a qualquer hora do dia ou da noite. Inclusive no interior de um bonde, veículo conduzido por ORFEU. Ele se apaixona por EURÍDICE durante o carnaval e o desfecho do amor será trágico, como na lenda grega.
ORFEU parecia fantasioso demais para uma época que pedia às obras o gume do realismo crítico. Isso não impediu que fosse premiada e amada mundo afora.
BRENO tinha orgulho desse trabalho, que, apesar das críticas, permanece na memória cinéfila. Sua última aparição na tela foi no documentário RENNER – O PAPÃO DE 54, de ALEXANDRE DERIAM, sobre o time em que jogou e foi campeão gaúcho de 1954, quebrando a hegemonia da dupla GRENAL. BRENO morreu só, em sua casa em PORTO ALEGRE, situada num bairro chamado TRISTEZA.     

Faleceu a professora SIEGLINDE BARBOSA MONTEIRO AUTRAN, aos 97 anos, no RIO DE JANEIRO. Solteira, aposentada, foi professora de Latim na Universidade Federal do RIO DE JANEIRO. Exerceu o cargo de diretora-adjunta do Departamento de Letras Clássicas, em 1966. Dedicou sua vida ao estudo da língua que ensinou por quase cinco décadas. Participou da elaboração do Dicionário Escolar Latino-Português, organizado por ERNESTO FARIA e editado pelo Ministério da Educação e Cultura. Cedeu livros de sua coleção particular para colaborar com o acervo da biblioteca JOSÉ DE ALENCAR.

A ex-refém INGRID BETANCOURT recebeu hoje – nas comemorações da QUEDA DA BASTILHA – a mais alta condecoração da FRANÇA, a medalha da LEGIÃO DE HONRA. A homenagem foi dedicada aos colombianos e aos ex-companheiros de cativeiro na selva em poder das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA. 

2 009        :       -     TERÇA-FEIRA
A Igreja NOSSA SENHORA DA BOA MORTE, que fica na Rua do CARMO, na SÉ, centro da capital, foi a primeira igreja católica a permanecer aberta 24 horas por dia na cidade. Ela voltou a funcionar nesta madrugada e o primeiro fiel a estrear o novo horário foi o músico ANTÔNIO IVANILDO RODRIGUES FEITOSA, de 47 anos. A programação noturna de NOSSA SENHORA DA BOA MORTE ainda será definida. O objetivo é atrair mais pessoas para  o templo daqui por diante. Ela foi reaberta depois de sete anos fechada, três deles em reforma.

CIDADES/METRÓPOLE – O ESTADO DE SÃO PAULO – RECLAMA:
9 DE JULHO
Pelo menos neste dia os heróis da Revolução Constitucionalista de 32 deveriam ser reverenciados não só pela manhã. Meu pai, FLAUSINO BARBOSA SANDOVAL, foi um desses heróis e está no mausoléu sob o Obelisco. Na véspera estive lá e pedi a um soldado que localizasse a urna funerária dele, para que os familiares pudessem visitá-la no dia seguinte. Mas na tarde de 9 de julho o mausoléu estava fechado. Limitar o horário de visita ao mausoléu ao horário da festa é uma falta de respeito aos familiares e ao público, que poderiam visitar e conhecer um pouco da história. O 9 de Julho passou a ser mais um desses feriados para descansar e viajar!
Essa reclamação foi feita por MARIA IGNEZ SANDOVAL. 

       “SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”

                             CRONOGRAMA
      Outorga da Medalha Constitucionalista - 2009
 09.00h –  recepção e coquetel
 09.30h –  abertura pelo mestre de cerimônia
 09.40h –  canto do Hino Nacional
 10.45h –  canto do Hino de São Miguel Pta
 10.50h –  apresentação do documentário
 11.20h –  palavras do Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
 11.30h –  palavras do Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU
 11.35h –  palavras do Presidente da Assocaiação Amigos do CPOR/SP
 11.40h –  entrada do Pavilhão Nacional
 11.45h –  outorga da Medalha Cinquentenário das Forças  de Paz do Brasil
 11.50h –  outorga da Medalha Constitucionalista
 12.05h –  saída do Pavilhão Nacional
 12.10h –  encerramento
  Local: Universidade Cruzeiro do Sul, auditório D
             Rua Av. Dr. Ussiel Cirilo, 93
             São Miguel Pta – São Paulo – SP
  Data: 14 de julho de 2009.
 Realização: Núcleo de São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 -  MMDC        

                                “SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”

                      
       

                   Sociedade Veteranos de 32 – MMDC - Núcleo São Miguel Pta       
                                                   
 Relação das personalidades  que serão agraciadas com a Medalha Constitucionalista em
 14 de julho de 2009.
  1.  Coronel de Aeronáutica Carlos Augusto Oliveira Feitosa do IV Comar
  2. Captão-de-Fragata Médico José Amalth do Espírito Santo do 8º Distrito Naval
  3. Sr. Cid Luiz Devisate, Presidente da Associação dos Amigos do CPOR/SP
 4. 1º Tenente PM Mohamad Kassem El Turk do 29º BPM/M
 5. 1º Tenente PM Laerte Mauro Bezerra de Rezende do 27º BPM/M
 6. Sr. Eduardo Massato Takao, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU
 7. 1º Tenente PM Luciano Carvalho de Faria do 29º BPM/M
 8. 1º Tenente PM Richard Higor Prado Ferreira do 2ºBPM/M
 9.  Sr. Daniel Miranda de Oliveira, Gerente da Votorantim Metais
 10. 2º Tenente EB Carlson Cirineu Barbosa Agostinho do CPOR/SP
 11. Sr. Antonio Abrão Mustafá Assem, Superintendente da Distrital São Miguel Pta da ACSP
 12. 2º Tenente PM Eduardo Cunha Pinto de Almeida do 29º BPM/M
 13. Sr. Moacyr Forte, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU
 14. 2º Tenente PM Alexandre Luciano Matsuhashi do 29º BPM/M
 15. Sr. Robinson de Souza Berto, Engenheiro de Produção do ODEBRECHT Plantas Industriais
 16. Cabo PM Marcelo Gonçalves do 4º BPRv
 17. Soldado PM Francarlos Ferreira Barbosa do 7º GB
 18. Sr. Sérgio Moreira Miranda, Presidente do Conseg de São Miguel Pta
 Gino Struffaldi – Cap Ref EB Combatente de 32
 Presidente da Sociedade Veteranos de 32
 Natanael Soares dos Santos – 1º Tenente PM
 Presidente do Núcleo São Miguel Pta
 Local: Universidade Cruzeiro do Sul                                                                           Horário: 9h

                                                       Roteiro do Mestre de Cerimônia

Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Núcleo São Miguel Pta
Polícia Militar do Estado de São Paulo
29º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
Cerimônia alusiva à comemoração do 77º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932; ao 2º aniversário de criação do Núcleo São Miguel Paulista da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC; outorga da Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU; e  outorga da Medalha Constitucionalista, da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Senhoras e Senhores, bom dia!
O Núcleo de São Miguel Paulista da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, criado em 14 de julho de 2007, com imensa felicidade organiza este evento para relembrarmos o evento mais importante para a história do Estado de São Paulo, e um dos mais significativos para a nossa Nação, onde um povo lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito, exigindo do seu governante  a elaboração da Constituição Federal. Este marco histórico que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932, teve os seus mátires. Quatro estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cuja as iniciais formam a sigla MMDC e complementam a denominação da Sociedade Veteranos de 32. Do sacrifício desses jovens, no dia 9 de julho de 1932, um povo pegou em armas para resgatar o Estado Democrático de Direiro, confiscado por um Governo Ditatorial  da época, num evento bélico que prosseguiu até 02 de outubro do mesmo ano, com o fim das hostilidades. É de se destacar que uma das principais avenidas deste município se referencia ao 9 de julho, bem como, por iniciativa da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, por Lei Estadual nº 9.497 de 05 de março de 1997, a referida data passou a ser feriado civil, simbolizando a data magna paulista.
Canto do Hino Nacional Brasileiro
Convidamos aos presentes cuja sua condição física permita que se postem de pé para que junto entoemos o Hino Nacional Brasileiro. Música de Francisco Manuel da Silva e letra de Jaoaquim Osório Duque Estrada
Canto do Hino de São Miguel Pta
Solicitamos aos presentes que continuem de pé para que cantemos o Hino de São Miguel Paulista, instituido pela Lei Municipal Nº 14.799 de 19 de junho de 2008. Música de Moisés de Oliveira Nascimento e letra de Adenéia Carvalho Santana, nossa anfitriã e mantenedora deste conceituado estabelecimento de ensino, integrante do Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.

Apresentação do ducumentário sobre a Revolução Constitucionlista de 32
Como forma de divulgação e aprendizado, exibiremos agora um documentário sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, para que os que já assistiram relembrem  o que de fato ocorreu naquela epopéia histórica, e os que vão assistir pela primeira vez, se sintam orgulhosos por ser um cidadão paulista, e principlamente por ser cidadão brasileiro, vivendo em um Estado Democrático de Direito, regido por uma Costituição, graça a ação heróica ombro a ombro de seus antepassados, unindo homens e mulheres, jovens e idosos, doutores e operários, indistintamente.
Divulgação da venda do livro sobre a Revulução Constitucionalista
Palavras do Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Agora teremos a oportunidade ímpar de ouvir as palavras do Presidente da Sociedade Veteranos  32 – MMDC, Capitão Reformado do Exército Brasileiro e combatente da Revolução de 1932, Sr Gino Struffaldi, que neste ano completa 95 anos de vida.
Divulgação do projeto de redação
O Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, a Diretoria de Ensino Leste II, a Diretoria Municipal de Ensino Leste, o 29º BPM/M e demais parceiros estão organizando um concurso de redação com o tema “Revolução Constitucionalista de 32”, em que é esperado a participação de aproximadamente 200.000 alunos da rede pública. Assim, gostariamos de agradecer pelo patrocínio a MBrasil, a Maçonaria, ao Rotary Club, ao Lions Club e ao Conseg de São Miguel Pta.
Como forma de difundir e fortalecer o trabalho desenvolvido por sociedades ou associações que objetivam preservar na memória do povo brasileiro os valores cívicos, teremos agora a palavra de dois Presidentes de outras duas associações, aos quais agradecemos a presença, a qual em muito nos enaltece. 
Palavras do Presidente  da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.
Solicitamos que o Sr. Walter Mello de Vargas, Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU, faça uso da palavra.
Palavras do Presidente da Associação Amigos do Centro Preparatório de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro em São Paulo - SOAMI
Solicitamos que o Sr. Cid Luiz Devisate, Presidente da Associação Amigos do Centro Preparatório de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro em São Paulo - SOAMI - faça uso da palavra.
Entrada do Pavilhão Nacional
Neste momento, solicitamos aos presentes cuja condição física o permita para que fiquem de pé em sinal de respeito para a entrada do Pavilhão Nacional conduzido pelo 2º Tenente PM Paulo Roberto Dário, que ocupará posição de destaque.
A fim de abrilhantar mais esse evento, antes da outorga da Medalha Constitucionalista, faremos a outorga da seguinte medalha:
Outorga da Medalha Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz do Brasil, da Associação Brasileira das Forças Internacionis de Paz da ONU.
Portanto, referida comenda criada por essa associação será conferida à 03 (três) Oficiais da Policia Militar do Estado de São Paulo pelo empenho constante nas atividades de suporte que permitiram aos integrantes dessa Corporação participar com sucesso das Forças de Paz da ONU, representando o Brasil, como em Angola, Timor Leste, Kosovo e Sudão.
Convocação da pessoa que prestará a homenagem
Convoco o o Sr. Walter Mello de Vargas, Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU para que faça a outorga das Medalhas.
Convocação dos agraciados
Convoco as seguintes personalidades para que ocupem local de destaque:
Capitão PM Ary Kunihiro Kamyama, do Gabinete do Comando Geral da Polícia Militar;
1º Ten PM Sérgio Cepeda de Aguiar, da 3ª Seção do Estado - Maior da Polícia Militar;
1º Ten PM Marcelo Domingos Faccadio, da 3ª Seção do Estado - Maior da Polícia Militar;.
Recebimento das comendas
Continência ao pavilhão nacional pelos agraciados.
Convite aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem
Agora vamos passar para o momento auge desta cerimônia.
Outorga da Medalha Constitucionalista
No dia 09 de julho de 1932, como os senhores e senhoras acompanharam no documentário exibido, houve a deflagação da Revolução Constitucionalista de 32. Para homenagear essa data  foi idealizada pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, a Medalha Constitucionalista, a qual foi instituída pelo Decreto Estadual Nº  29.896, de 10 de março de 1989.
Assim, a Medalha Constitucionalista foi criada com fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado dignas de especial distinção.           
É, portanto, uma Medalha definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade pelos quais se bateram os Veteranos de 32.
Convocação das seguintes personalidades que realizarão o agraciamento:
Capitão Reformado do Exército Brasileiro e Combatente de 32, Senhor Gino Struffaldi, Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Coronel da Reserva PM Carlos Antônio Mendes, Vice – Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Coronel da Resrva PM Mário Fonseca Ventura, 1º Secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Capitão PM Alexandre Bueno Pinheiro, Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
1º Tenente PM Natanael Soares dos Santos, Presidente da Diretoria Executiva do Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, do Vice – Presidente Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e dos Presidentes do Núcleo São Miguel Pta para outorgarem a Medalha MMDC.
Convocação dos agraciados
Agora passaremos a convocação dos 18 agraciados em grupos de nove pessoas, no qual o militar de maior patente ou graduação ou mais antigo comandará a continência ao pavilhão nacional
Convocação ( 2 vezes)
Recebimento das Comendas (2 vezes)
Continência ao Pavilhão Nacional pelos agraciados (2 vezes)
Convite aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem ( 4 vezes)
Retirada do Pavilhão Nacional
Palavras finais e convite para nossa reunião mensal na Casa de Cultura Antônio Marcos no dia 19 de agosto de 2009, às 10h, frisando a importância da participação das pessoas neste projeto cívico social.
Para comparecer nessa solenidade do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA vou me encontrar com o CORONEL PM MENDES e o nosso presidente GINO na Rua ANDRÉ VICENTE, por volta das 8 horas. Como chegamos cedo podemos cumprimentar todas as pessoas que vão chegando. CAPITÃO PM ALEXANDRE, Presidente do Conselho Deliberativo, e NATANAEL, Presidente da Diretoria Executiva, são os anfitriões, bem como a diretoria da UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL. A solenidade transcorre de acordo com o roteiro planejado. Nosso amigo CLÓVIS está presente e tira dezenas de fotos do evento. Mais uma vez tenho oportunidade de conversar com o CID DEVISATE , da SOAMI, e WÁLTER MELLO DE VARGAS sobre a minha antiga idéia de se fazer uma Federação de todas as organizações ligadas, de uma maneira ou outra, à história de nossa Pátria. O CID afiança que levará a idéia ao atual Comandante do Exército Sudeste, GENERAL ESPER.
MENDES tem pressa e deixa o GINO e eu no metrô do CARANDIRU. GINO vai para sua residência e eu para o MMDC. Grata surpresa desta tarde é o CAPITÃO PM ANÍSIO me entregar dois vídeos sobre a minha participação na área Centro: uma, há mais de quarenta anos, quando servi ao 11º BPM e, outra, bem recente, de 22 de junho, na assunção de Comando do CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA. O ANÍSIO se propõe a comprar persianas para outras janelas da Sociedade, demonstrando amor para com a Entidade. Ele é quem providenciou as persianas para as janelas do primeiro e segundo andar. Atendemos algumas pessoas, inclusive o nosso associado LOBO, quase sempre um tanto quanto atrapalhado.
A malandragem, os dribles e a rapidez na grande área não livraram ROMÁRIO da cadeia. Pela segunda vez na vida, o ex-craque foi preso por não pagar pensão alimentícia dos filhos ROMARINHO, de 15 anos, e MONIQUINHA, de 19. ROMÁRIO foi detido hoje à tarde e levado para o 16º DP (BARRA DA TIJUCA) por uma dívida de 50 mil reais. Segundo a família de sua ex-mulher MÔNICA SANTORO, o BAIXINHO deixou de honrar o compromisso há dois meses. A prisão foi determinada pelo juiz ANTÔNIO AURÉLIO ABI-RAMIA DUARTE, da 2ª Vara de Família da BARRA DA TIJUCA.
Um delegado de polícia de CAMPINAS foi preso em flagrante por corrupção ativa e extorsão. ALEXANDRE GOMES NOGUEIRA, que era plantonista do 9º DP da cidade, é acusado de cobrar um mil reais para apurar casos variados em um esquema paralelo de investigação. Este é o sétimo caso de prisão de policiais na região, desde o fim do ano passado. As suspeitas contra NOGUEIRA começaram na semana passada, quando um empresário, vítima de extorsão, procurou a Corregedoria da Polícia Civil para fazer a denúncia. Segundo ele, ao chegar na delegacia para registrar um caso de roubo do final do ano passado, o delegado afirmou que só faria a investigação do crime mediante pagamento.
Cerca de 250 moradores da FAVELA DA ÁGUA BRANCA interditaram a pista local e uma faixa da pista expressa da Marginal TIETÊ, no sentido DUTRA. O protesto ocorreu próximo à Ponte da FREGUESIA DO Ó, na zona norte da capital, no final da tarde, por causa da desocupação de 500 barracos, onde moravam 1.500 pessoas, para a canalização de um rio que corta a favela. Para dispersar o grupo, a PM usou gás de pimenta e bombas de efeito moral. Ninguém foi preso ou ferido.
Para tocar o plano de revitalização do PARQUE DOM PEDRO II, a Prefeitura da capital irá demolir, além dos edifícios MERCÚRIO e SÃO VITO, outros 45 imóveis localizados na área delimitada pelas avenidas do ESTADO, MERCÚRIO e PRAÇA SÃO VITO. As construções darão lugar a uma praça. As demolições devem acontecer até o início do próximo ano, apesar de a administração municipal evitar definir um prazo.
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou hoje a morte do segundo paciente no Estado infectado pelo vírus INFLUENZA A (H1N1). A vítima, um homem de 28 anos, morreu no último dia 10, após passar seis dias internada no Hospital das Clínicas de BOTUCATU. No dia 30 de junho, uma menina de 11 anos morreu em OSASCO, por conta da gripe suína.
O governo mostrou que tem total controle da CPI DA PETROBRÁS e tentará barrar qualquer punição ao aliado e presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, acusado por uma série de denúncias. Em manobras bem sucedidas, os governistas elegeram o senador petista JOÃO PEDRO para a presidência e o peemedebista ROMERO JUCÁ para a relatoria da CPI, instalada hoje.
O camponês JOSÉ MARIA ALVES DA SILVA, o ZÉ CATINGUEIRO, um dos mateiros do Exército durante a GUERRILHA DO ARAGUAIA, indicou um ponto na localidade de TABOCÃO, município de BREJO GRANDE DO ARAGUAIA, onde teria sido enterrado um dos integrantes do movimento de oposição armada à ditadura militar &1964-1985). Pelas descrições do mateiro, o corpo pode ser do estudante mineiro RODOLFO DE CARVALHO TROIANO, que adotou o codinome de MANOEL DO A”, referência ao destacamento onde atuava. O moço loiro, como descreveu, foi executado em 12 de janeiro de 1974. 
Nos anos 1960, MICHAEL JACKSON e seus irmãos nasciam para o mundo musical sob o comando de JACKSON FIVE. Depois, canções como ABC e I´IL BE THERE ganharam o topo das paradas e destacou o astro do pop ao mundo. Hoje, 20 dias após o mundo chorar sua morte, o pai do cantor, JOE JACKSON, estaria com planos de transformar os filhos de MICHAEL em uma banda, uma espécie de JACKSON 5.
O número de protestos sociais, de prisões e de veículos queimados voltou a crescer na FRANÇA durante os festejos do 14 de julho, que marcam a QUEDA DA BASTILHA. Entre a noite de segunda-feira e a manhã de hoje, 317 carros foram incendiados – 6,73% a mais do que em 2008 – e 240 pessoas foram interpeladas pela polícia, o dobro do ano passado.
DIÁRIO OFICIAL DE 14 DE JULHO DE 2009 – PODER LEGISLATIVO
 Aniversário do Movimento Constitucionalista é comemorado na Assembleia
O coronel Marco Antonio Alves Miguel, comandante da Academia do Barro Branco, citou discurso de Carlos Drummond de Andrade, feito à época do Movimento de 32, intitulado “O soldado do túnel”e afirmou que a grande herança daquela luta é a democracia.
O presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Fernando Pereira, e o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, agradeceram a homenagem aos herois de 32 e salientaram a importância de perpetuar a lembrança desse movimento, exemplo de luta pela democracia.
Foram entregues “Diplomas de Reconhecimento por Serviços Prestados ao Povo Paulista” e “Diplomas de Reconhecimento por Ser viços Prestados nas Forças de Paz da ONU”, bem como o “Diploma de Reconhecimento por Serviços Prestados” ao 1º sargento Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo.
O deputado Olimpio Gomes fez menção ao deputado Israel Dias Novaes, secretário da Comissão de Medalhas da Assembleia Legislativa, falecido no mês de junho passado, seguindo-se o toque de silêncio.
Quatro entidades foram agraciadas com a entrega de medalhas pelos serviços prestados durante o Movimento Constitucionalista de 32: a Faculdade de Medicina da USP, a Academia da Polícia Militar do Barro Branco, o Regimento de Polícia Montada 9 de julho e o 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias Aguiar.
Salvador D’Aquino, do batalhão Tobias de Aguiar, idealizador das rondas ostensivas, já falecido, também foi homenageado, através de seus familiares.
O coronel Mário Fonseca Ventura e o capitão Gino Struffaldi, presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, declamaram, em português e italiano, o poema “Os herois de 32” do poeta Paulo Bonfim. Em diversos momentos da solenidade, Gino Struffaldi foi citado e homenageado. “Ele é um verdadeiro heroi de 32”, afirmou o deputado Olimpio Gomes.
A artista plástica Camila Lourenço Giudice entregou ao deputado Olimpio Gomes o quadro “Soldado Constitucionalista”, como doação à Assembléia Legislativa.
Policiais militares, alunos do Instituto de Educação Complementar e cidadãos em geral lotaram a galeria do plenário Juscelino Kubitschek do Palácio Nove de Julho. A solenidade foi encerrada ao som da marcha militar “Paris Belfort” de Farigoult.
Foto -Cel. Ventura, Olimpio Gomes e Antônio Carlos Mendes Com. geral da PM Álvaro Camilo e Dirce Rudge Pacheco e Silva
Foto -Gino Struffaldi, Jairo Paes de Lira, Olimpio Gomes, Álvaro Camilo e Fernando Pereira



Cmt Geral e Dona DIRCE                         VENTURA – OLÍMPIO  -  MENDES

2 010       :          QUARTA-FEIRA
JORNAL DA TARDE
A OPINIÃO DE ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA
9 DE JULHO
Em 9 de julho de 1932 o Estado de São Paulo se levantou em armas contra a ditadura de GETÚLIO VARGAS.
A bandeira era a reconstitucionalização do País, governado desde 1930, arbitrariamente, pelo caudilho gaúcho. Daí a revolução ser também conhecida como Movimento Constitucionalista.
A falta de uma constituição, conforme prometido por VARGAS quando da Revolução de 1930, teve peso na decisão.
Mas, para o povo, tão importante quanto a Constituição era a preservação de conquistas sociais e o modo de vida da população, então em início de transformação, anos-luz à frente do restante dos brasileiros, puxada pela industrialização, pelo comércio e pelos serviços que se expandiam rapidamente desde o início do século 20, fruto da soma do capital gerado pelo café com a força criadora dos imigrantes.
Antes de tudo, 1932 foi um movimento inédito. Não havia influência comunista ou socialista nos anseios dos paulistas. O que SÃO PAULO desejava eram regras claras que permitissem ao Estado independência no traçado de suas políticas e aos seus habitantes a liberdade de seguir em frente em sua marcha geradora de riquezas.
Havia também uma visão abrangente do futuro da Nação, que deveria ter direitos inalienáveis garantidos pela nova Constituição, beneficiando os demais Estados e dando-lhes as condições de infraestrutura, saúde pública e ensino que faziam SÃO PAULO se destacar nos campos econômico e social.
SÃO PAULO, depois da Revolução de 1930, foi tratado como inimigo. Suas lideranças foram afastadas do governo e a população, usada para experiências sociais fora da realidade do Estado.
Desde 1931 os paulistas conspiravam contra o governo federal, forjando uma aliança com MINAS GERAIS e RIO GRANDE DO SUL. Como não poderia deixar de acontecer, GETÚLIO VARGAS soube e, rapidamente, iniciou o processo de desarmamento das tropas aquarteladas no Estado. Em 1932, os paulistas contavam apenas com armas velhas e descalibradas. Além disso, MINAS GERAIS e RIO GRANDE DO SUL, na última hora, não se levantaram, ficando fiés ao governo federal.
O movimento militar tinha uma única chance de triunfar: as tropas avançarem rapidamente para o RIO DE JANEIRO, onde considerável parcela das Forças Armadas aguardava o seu avanço para aderir ao movimento. Infelizmente, seu comandante fez o oposto e determinou que elas parassem na divisa do Estado. O resto é história. Daí para a frente SÃO PAULO combateu por mais 3 meses, atacado por tropas muito superiores e mais bem armadas. A derrota na guerra foi inevitável.
Mas a visão da pátria dos paulistas, graças ao progresso material do Estado e à criação de suas universidades, terminou, 70 anos depois, por triunfar, na consolidação da democracia e nas eleições de FERNANDO HENRIQUE e LULA para presidentes da República.

Nesta manhã percebo o quanto estou atrasado com meus apontamentos. Há ainda matérias referentes ao 9 de Julho para colocar em minhas memórias. As diferentes solenidades dos últimos dias fez com que tudo isso ficasse para trás. Somente com o tempo é que poderei registrar as notícias que estão amontoadas nos recortes de jornais guardados.  

Estou pensando seriamente no PROJETO COFAM (COMISSÃO FAMILIAR). Inserimos na carta-convite para o “DIA DOS ANIVERSARIANTES” também a menção ao lançamento dessa nova modalidade de atrair os descendentes dos combatentes de 32 para a Sociedade. O motivo principal é o envelhecimento dos heróis daquela época e a necessidade de termos os legítimos representantes deles numa organização que deverá continuar zelando pelos ideais do Movimento Constitucionalista.
Almoço com MÁRIO MARGARIDO, RONALDO, COLOMBO, CRISTIANO, RAFAEL, DANILO e outros oficiais que estão sempre comigo. Mas tenho de retornar logo para o MMDC face a visita do CORONEL PM Ref REYNALDO MOREIRA DE MIRANDA, aspirante de 15 de dezembro de 1953. Foi promovido a 2º TENENTE em 24 de agosto de 1954. Quando ele foi promovido a 1º TENENTE em 24 de maio de 1690 eu era aluno oficial do 1º CFO. Sua promoção a CAPITÃO foi em 25 de agosto de 1963. Nessa época eu estava concluindo o 3º CFO (fui declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 7 de setembro desse ano). Ele foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 1969. Sua promoção a TENENTE-CORONEL foi em 15 de dezembro de 1975 Por motivo de saúde foi agregado em 13 de fevereiro de 1976.
O CORONEL PM Ref MIRANDA vem elogiar o nosso trabalho no MMDC e fica conversando comigo até tarde. Tem dificuldade para andar e um enfermeiro o acompanha. Nasceu em 9 de março de 1929.     

O retorno para GUARULHOS é demorado e sofrível. Esfria muito. Chove. Em casa LUCINDA quer saber se arrumei dinheiro para comprar os móveis da sala. Ela não vê a hora de completar a arrumação da sala após te colocado ali a televisão de 42 polegadas que lhe dei de presente no mês passado.
GINO, MENDES e eu deveríamos ter ido até PRESIDENTE PRUDENTE para receber no ROTARY CLUBE daquela cidade a Medalha do Mérito Rotário 70 anos. Eis o diploma confeccionado:

ROTARY CLUBE DE PRESIDENTE PRUDENTE
Fundado em 18 de março de 1940 – Distrito 4510

O ROTARY CLUBE DE PRESIDENTE PRUDENTE confere ao Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA, a medalha do Mérito Rotário 70 anos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na preservação das memória da Revolução Constitucionalista.
PRESIDENTE PRUDETE, 14 DE JULHO DE 2010

REINALDO JOSÉ DE BRITO
PRESIDENTE RC PRES. PRUDENTE
GESTÃO 2010/2011

Abrindo a caixa de mensagens em meu computador leio o seguinte:
Mario estava curioso para rever as suas anotações sobre o episódio Terra. Realmente foi um momento muito delicado do nosso CSP. Eu mesmo quase cheguei a pedir desligamento por achar que o tratamento dispensado a nós estava sendo totalmente desrespeitoso. Infelizmente eu acho que ele entendia tudo da matéria, mas não conhecia nada da realidade  Policia Militar e as suas idéias não encontravam eco nos oficiais alunos e isto fez com ele tomasse a atitude que tomou. Graças a Deus houve a intervenção do Cel Niomar e a coisa ficou resolvida. Foi um momento realmente de muita tensão no curso. Ele era meu colega de Turma, embora nunca tenha servido com ele, sempre achei que ele estava fora da realidade da PM embora fosse um gênio naquilo que fazia. As vezes pessoas dotadas de inteligência acima do normal não conseguem transmitir, pois acham que todos tem a mesma facilidade que ele para entender aquilo que estava sendo colocado. Senti um alívio ao ver que vc um oficial de grande experiência policial militar também se sentia inseguro com o modo como a matéria estava sendo explanada e quanto ao mecanismo das provas. Eu aprendi que quando o aluno não entende o professor o erro não esta no aluno, mas na distância que o professor mantém do aluno. No meu tempo de ginasial e colegial os professores com pouco conhecimento pedagógico costumavam disputar com os alunos e para provar que sabia mais, exigia demais e dava notas baixas como que provando "eu sei mais que vcs". Graças a Deus tudo isto é passado. Hoje estamos no descanso curtindo a nossa vida. Um grande abraço. Isaac.

Respondo ao CORONEL PM Ref ISAAC:
CARÍSSIMO ISAAC
Você sabe que estou digitando 1987 a seu pedido. Tudo estava escrito a mão. Dá um certo trabalho, mas é compensador. Realmente o coitado do TERRA não conseguia transmitir o que ele sabia. Fazia "mistério" de tudo, não só da sua sapiência. Até sua vida era um enígma. O que vale em tudo isso são as lembranças de momentos que valeram pela turma que formamos.
Acabo de colocar no meu blog o dia 15 de julho. 

ESTIMADO MENDES
Para conhecimento do desenvolvimento do PROJETO COFAM ainda em sua fase embrionária, mas que já está causando repercussão favorável.
Acredito que com palavras acertadas você poderia desenvolver o projeto no âmbito maçônico.
De: Mario Ventura
Data: 15 de julho de 2010 01:33
Assunto: Fwd: Divulgação da COFAM
Para: "A. Struffaldi"
Meu amigo ALDO
Lançamos o PROJETO COFAM (COMISSÃO FAMILIAR) no dia 9 de julho durante ato solene na Assembléia Legislativa. Depois foi dado ciência dessa medida aos membros do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Ontem numa solenidade de entrega de Medalhas no Núcleo "ROMÃO GOMES" também se tocou na criação da COFAM.
No dia 28 de julho, às 15 horas, durante o "DIA DOS ANIVERSARIANTES" deste mês, faremos também a primeira reunião da COFAM, ainda em sua fase embrionária. A principal finalidade é o congraçamento dos descendentes dos combatentes de 32 que, futuramente, deverão representá-los dentro do espírito estatutário que rege a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Gostaria que você discutisse com sua mãe qual seria a melhor forma de fazer com que o nosso presidente participasse do DIA DOS ANIVERSARIANTES e também do lançamento do PROJETO COFAM sem que ele se emocionasse muito.  
De: Mario Ventura
Data: 15 de julho de 2010 01:24
Assunto: Fwd: Divulgação da COFAM
Para: Camila Giudice
ESTIMADA CAMILA
Peço a sua ajuda na divulgação da primeira reunião em que falaremos da criação da COFAM (COMISSÃO FAMILIAR)
Será no dia 28 de julho, juntamente com o DIA DOS ANIVERSARIANTES, onde faremos um congraçamento dos familiares dos heróis de 32 e lançaremos o "PROJETO COFAM".    
Começaremos a reunião por volta das 15 horas, de uma maneira bastante informal, a fim de que os participantes se sintam como nós fôssemos uma família.
Sugestões serão bem vindas para que possamos estruturar o projeto com propriedade, pois será o futuro da própria Sociedade. O entrosamento de todos é necessário para que tudo saia de acordo com os interesses dos familiares dos heróis da jornada de 32.
De: Mario Ventura
Data: 15 de julho de 2010 01:18
Assunto: Fwd: Divulgação do COFAM
Para: paulo Sérgio
ESTIMADO PAULO
A COMISSÃO FAMILIAR é feminino, então passamos a tratar de a COFAM.
No dia 28 de julho, às 15 horas, faremos uma primeira reunião informal sobre esse Projeto, que tende tudo para crescer. Tenho recebido mensagens de incentivo e isso ajuda na luta pela preservação dos ideais de 32. Caso você possa comparecer eu ficaria grato.
Pode divulgar essa reunião da COFAM que naturalmente chamará a atenção de pessoas que possam a vir se interessar em unir a nós. 
De: Mario Ventura
Data: 15 de julho de 2010 01:13
Assunto: Re: Divulgação do COFAM
Para: "mmdc. 32" , Marinei Angelo Chalub de Oliveira
Em 15 de julho de 2010 01:13, Mario Ventura escreveu:
MARINEI
Tirar cópia para colocar no livro "PROJETO COFAM"
De: paulo Sérgio
Data: 14 de julho de 2010 12:23
Assunto: Divulgação do COFAM
Para: Coronel Mario
Olá Coronel, é um prazer poder colaborar com a Sociedade, pois assim me sinto digno pra poder usar a Medalha Constitucionalista que envergo.
Hoje em dia vejo muita gente que ganha medalhas e que nada faz ou fez pra merecer, ou ainda, colabora com a entidade, e isso só desprestigia a própria medalha e sua história.
Fico feliz em colaborar.
Segue a lista da mídia do ABC, ao qual foi enviado a nota de imprensa para divulgação com o seguinte título: "SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC CRIA CONSELHO FAMILIAR PARA AGREGAR DESCENDENTES DE COMBATENTES.
TV UNIBAN ABC
TV MAIS ABC
TRIBUNA DO ABC
SETECIDADES
REPÓRTER DIÁRIO
REPÓRTER ABC (RDTV)
RÁDIO ABC JORNALISMO
RÁDIO ABC IG
FEST ABC
YAHOO
JORNALISMO MERC NEWS
REDAÇÃO DO LIVRE MERCADO
JORNAL PONTO FINAL (PLANETA ABC)
JORNAL ESTÁDIO (SANTO ANDRÉ)
FOLHA DO ABC
FALECOM
CANAL 45 NOTÍCIAS
ABC REPÓRTER
ENTRE OUTROS
Paulo Sérgio dos Santos
Aspirante Oficial do 8º Grupamento de Bombeiros
Avenida Prestes Maia, 1111 - Santo André - (11)49935500

No frio mais intenso no mês de julho dos últimos 10 anos, SANTA CATARINA registrou hoje a menor temperatura no País: -7,8ºC, na cidade serrana de URUPEMA. Ao menos em 20 cidades catarinenses as temperaturas mínimas ficaram abaixo de 0ºC. SÃO JOAQUIM registrou -6,,3ºC e PAPANDUVA -5,8ºC. Em LAGES, uma fina camada de gelo cobriu o chafariz do centro da cidade. Pequenas cachoeiras da região congelaram. A sensação térmica foi de -15ºC.
A tarde de hoje foi a mais fria do ano em SÃO PAULO. Em CAMPOS DO JORDÃO a temperatura era de 8ºC. Apesar da chuva a cidade estava movimentada.

O CORINTHIANS bem que tentou, mas não conseguiu quebrar a invencibilidade do CEARÁ. Como era esperado, o clima criado pelos donos da casa, em FORTALEZA, era de final de campeonato. Foram mais de 49 mil torcedores no lotado Estádio CASTELÃO – recorde de público neste BRASILEIRÃO – fogos de artifício e até raios laser direcionados aos rostos dos jogadores. Mesmo com tantos obstáculos, o TIMÃO, desfalcado de seus lesionados atacantes RONALDO, JORGE HENRIQUE e DENTINHO, segurou o empate em 0 a 0. Também invicto, o CORINTHIANS agora tem 18 pontos, com cinco vitórias e três empates – mesma campanha do CEARÁ. O TIMÃO, porém, leva vantagem no saldo de gols (7 contra 6).

A torcida do BOTAFOGO que foi ao MARACANÃ nesta noite viu seu time perder o clássico para o FLAMENGO por 1 a 0. Mas nem mesmo o revés impediu os torcedores de provocar BRUNO, ex-goleiro do rival, aos gritos de “time de bandidos” e “BRUNO assassino” e faixas irônicas com os dizeres “BRUNO melhor goleiro dos presídios”.
Em CAMPINAS, o GUARANI foi superado pelo INTERNACIONAL e ficou mais longe do G-4. O BUGRE fez um péssimo segundo tempo e perdeu para o rival por 3 a 0. Já o CRUZEIRO foi à ARENA DA BAIXADA e venceu o ATLÉTICO-PR por 2 a 0. No Estádio OLÍMPICO, em PORTO ALEGRE, GRÊMIO e VITÓRIA empataram em 1 a 1. No SERRA DOURADA, GOIÁS e VASCO ficaram no 0 a 0.      

A polícia de MINAS encontrou hoje vestígios de sangue humano em um colchão no sítio do goleiro BRUNO, em ESMERALDAS, na região metropolitana de BELO HORIZONTE, e também material orgânico apodrecido num buraco sob uma escada na casa de VESPASIANO, do ex-policial civil MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o NENÉM ou BOLA, apontado como o assassino de ELIZA SAMUDIO.

Faleceu, aos 71 anos, NORMAN VENITES KOMEL. Após se dedicar por anos à mulher doente, resolveu ir para o Nordeste ajudar alguma comunidade carente. Acreditava que a vida tinha dado muito a ele e que era preciso retribuir. Primeiro, foi para ARACAJU, em SERGIPE. Depois de levar as filhas de um amigo para visitar a avó, em LAGOA PRIMEIRA, povoado de GARARU, no interior do Estado, se apaixonou pela região e ficou por lá.
Dedicou-se inteiramente ao local, às margens do Rio SÃO FRANCISCO – sempre disposto a defendê-lo. Em cinco anos, entre outros projetos, criou um centro de computação para inclusão social e conseguiu que a prefeitura entregasse leite para as crianças.

Brasília ainda era um canteiro de obras no meio do cerrado e WILSON BALDINI já era um habitué do lugar. Como representante de vendas dos remédios SONRISAL e MELHORAL, ele viajava de SÃO PAULO até lá de jipe, em estrada de terra batida. Considerava importante que os produtos fossem divulgados pelo boca-a-boca na futura capital. Corintiano, brincava que não gostava de PELÉ, pelo número de gols que o craque santista fizera contra seu time. Mas sempre vendia os remédios na porta do estádio em dias de jogos do SANTOS.
Após trabalhar com essa forma de publicidade, mudou para o ramo de vendas. Passou por agências e emissoras de TV, como TUPI e SBT. Ficou cerca de 50 anos na área. Morreu hoje, aos 77 anos. 
O ator e diretor de teatro FÁBIO PILLAR morreu aos 50 anos hoje pela madrugada no Hospital Doutor BADIM, na TIJUCA. Dirigiu os espetáculos EU SOU O SAMBA, RÁDIO NACIONAL e TEATRO MUSICAL BRASILEIRO. A família não quis divulgar a causa da morte.

Após o acordo para a libertação gradual de 52 dissidentes nos próximos quatro meses, a ONU exigiu hoje a libertação de todos os presos políticos de CUBA. A alta comissária da ONU para DIREITOS HUMANOS, NAVY PILAY, fez um apelo ao regime cubano para que revise a situação dos outros 15 detidos por motivação política na ilha. O temor dos grupos de dissidentes na ilha, porém, é o de que a intensificação da militância dos presos recém-libertados e exilados na ESPANHA leve o regime de RAÚL CASTRO a um novo endurecimento – prejudicando os esforços por mais libertações.

Após uma temporada sem muito brilho no BARCELONA e depois de ver a FRANÇA naufragar na COPA DO MUNDO, o atacante THIERRY HENRY foi anunciado hoje como novo reforço do NEW YORK RED BULLS, dos EUA. O tempo de contrato não foi divulgado, mas o francês ficará pelo menos uma temporada no clube. O atacante, de 32 anos e que além do BARCELONA jogou no MÔNACO, na JUVENTUS e no ARSENAL, disse que está  contente. “Será uma honra jogar pelo NEW YORK. Estou consciente da história da equipe e meu objetivo é ajudar o time a ganhar seu primeiro campeonato nacional. Algumas pessoas podem pensar que estou vindo de férias. Na verdade, eu costumo ir aos EUA de férias, mas não será o caso desta vez.”

Grande intérprete de MOZART e responsável pelo resgate das Óperas do checo LEOS JANÁCEK, o maestro australiano CHARLES MACKERRAS morreu na noite desta quarta-feira, aos 84 anos, vítima de um câncer. “Ele era uma força da natureza, um verdadeiro homem de teatro, que ensinou a todos como honrar as intenções de um compositor com personalidade, drama e entusiasmo”, disse sobre ele o maestro ANTONIO PAPPANO, diretor musical da ROYAL OPERA HOUSE de LONDRES.
MACKERRAS nasceu na AUSTRÁLIA – e por lá, nos anos 1970, foi responsável pela programação da abertura da Ópera de SYDNEY. A maior parte de sua carreira, no entanto, foi vivida entre a INGLATERRA e a REPÚBLICA CHECA. Ele dirigiu orquestras importantes como a Sinfônica da BBC e a Philarmonia, além da English National Opera. No COVENT GARDEN, casa real de ópera, atuou como convidado ao longo de mais de vinte temporadas. Na ALEMANHA, dirigiu a Ópera Estatal de HAMBURGO e, nos EUA, era regente emérito e laureado da Opera de SÃO FRANCISCO.
Entre suas principais gravações estão ciclos com todas as sinfonias e os concertos de MOZART, as integrais sinfônicas de BRAHMS e BEETHOVEN, com a SCOTTISH CHAMBER ORCHESTRA, e as principais óperas de DVORÁK e JANÁCEK, gravadas tanto na REPÚBLICA CHECA como em LONDRES. Também dedicou importantes trabalhos à música de HAYDN e a compositores britânicos, como BENJAMIN BRITTEN, de quem gravou a pouco executada GLORIANA.

2 011      :    -      QUINTA-FEIRA
Após a cirurgia de ontem, o 1º TENENTE PM Méd FILIPE MINZON RODRIGUES passa logo cedo pelo quarto onde estou internado. Examina o corte feito e acha por bem dar alta. Logo em seguida, por volta das 9:20 horas, recebo a visita do meu companheiro de mais de cinqüenta anos de PM, CORONEL PM MENDES. Pelo seu celular avisamos a LUCINDA que estou de alta e ela irá avisar o ANDRÉ e o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR para virem me buscar. MENDES transmite-me a notícia da morte do GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO, acontecida ontem. O enterro está marcado para 11:30 horas.
O MENDES irá “curtir” amanhã o aniversário de sua esposa, dona OÇAINE, e de seu neto JULINHO. Tudo está bem na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Por volta das 13 horas, deixo o Hospital Militar, onde fui bem tratado antes e após a cirurgia. Meus parabéns ao doutor MINZON e sua equipe pelo “trabalho bem feito” nesta operação a que fui submetido.
Em casa, embora o afastamento tenha sido de curto prazo, sou festivamente recebido. Agora entrarei num período de convalescença. Telefono para o MMDC e MARINEI diz que mandará para mim, via e-mail, os casos que ela não puder resolver. Já transmitiu ontem a mensagem da morte do GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO, bem como outros acontecimentos marcados para os últimos dias de Julho.
CORONEL PM MENDES telefona-me. Há uma solenidade de entrega de Medalha ao Estandarte da OAB/SP e ele não poderá comparecer no dia 18 de julho, quando acontecerá esse evento. Fala no nome da FRANCES DE AZEVEDO para representar a Diretoria Executiva.
Por volta das 17 horas recebo um telefonema do ALFREDO PIRES, novo Comandante do Exército Constitucionalista. Quer saber como estou passando.
Pela Internet recebo uma série de mensagens alusivas à minha operação. Isso ajuda esse momento que estou passando. Mas tenho a triste notícia a respeito de dona SUELY, esposa do MAJOR PM WALDEMAR:
Coronel Corrêa de Carvalho, boa noite.
O senhor é um homem inteligente e certamente entendeu que estou fazendo uso de um momento muito doloroso para mim e família, para levar a todos, o sentido de união, não só nos bons momentos, mas principalmente nestas horas,  onde deve falar mais alto o sentido humanitário, motivo maior, que se nortear a mentes de todos, fará deste grupo o grupamento que desejamos, o de fraternidade. Hoje é minha esposa, amanhã poderá ser qualquer dos irmãos e devemos dar nossa força, estender nossas mãos, minimizando ao máximo qualquer tipo de problema, seja ele qual for, e se estiver ao nosso alcance, nos fazer presentes.
Antes de seu e-mail, agora a pouco, recebi e já passei para minha esposa as mensagens, estimulando sua coragem para a batalha, enviadas pelos  amigos, Cel. Niuton, Cel. David (Guarulhos), Cel. Claret, Cel. Tobias, Cel Guido, telefonema do Cel Luiz Alves, Cel Machado, Ten. Serrão. e anteriormente nosso Coronel irmão Ciapina, Cel. Augusto Cunha, Cel. Bueno e se não relacionei algum me perdoem. No momento vejo a do Coronel Mário Ventura, que juntamente com o Coronel Ciapina, tudo fazem e caminham com todas as forças pelo objetivo que sempre busco. Fazer deste Grupo uma união, na alegria e na tristeza.
O Coronel Lima se deslocou de Bauru para nos prestigiar no nosso encontro em Indaiatuba. Com seus 81 anos, pegou seu caro e compareceu. Eu com meus 73, se ele de mim necessitar, lá estarei. É uma dívida. Idem atitude tomarei em relação a tantos outros que aprendi a admirar.
Não sabemos os problemas que teremos pela frente, mas qualquer que seja, a união nós dará maiores poderes de superação.
Perdoe me se esqueci alguém, se aconteceu me cobrem. Minha cabeça não está  essas coisas no momento.
Após a cirurgia tenho fé, que levarei a todos, boas notícias.
Coronel Carvalho, o senhor me cobrou uma foto, envio lhe esta que a pouco enviei a outros queridos amigos.
Um abraço aos fraternos Irmãos.

Meu caro Waldemar,
Talvez vc não tenha percebido, mas, por não ter podido estar em Indaiatuba, cheguei a pedir a alguém, numa das trocas de mensagens a respeito daquele belo evento, que me dissesse quem era você nas fotos que foram tomadas e expostas no Grupo. Ninguém me atendeu.
Ainda não sei quem você é, nem mesmo sei se nos conhecemos, na verdade, pois meus neurônios restantes nem sempre dão conta de me atender. Mas, que importância tem isto agora, não é mesmo?
O fato é que vocês não poderão estar conosco por justíssima razão que amariam não ter (e nós também!). Creio que, a julgar pela fidalga recepção proporcionada por vocês ao GBB, nós é que deveríamos dizer: não vamos ter o privilégio e a honra de recebê-los para tentar retribuir-lhes a cordialidade e o carinho com que vc e Dona Suely nos brindaram.
Compreendemos o seu desabafo, provocado pela angústia de ver a sua metade a caminho de uma delicada cirurgia, mas não interprete o silêncio de muitos como falta de consideração e mesmo de amizade. Falo por mim: muitas vezes deixo de manifestar-me no Grupo, não porque não queira, mas porque em certos temas e momentos da discussão, não me sinto bem comigo mesmo e, temendo não ser compreendido, prefiro ficar ao largo.
Há Amigos no GBB que quase nunca "aparecem" nas nossas conversas. Há também aqueles que ainda não se habituaram totalmente com a igualdade hierárquica que o pijama nos dá, no espaço democrático de direito, mas estamos aos poucos aprendendo a conviver
com essa novidade em nossas vidas fora do quartel, na condição de dignos cidadãos, independentemente dos postos que tenhamos ocupado em nossa vida profissional. Neste caso há de louvar-se o exemplo constante do nosso Cmt Geral.
Fique certo de uma coisa: agora que todos já "ouviram" o nome de sua Esposa, estamos seguramente em condições de elevar o pensamento ao Criador e rogar por ela nominalmente. Mais do que isso, no sábado, poderemos chegar à AOPM a partir das dez horas, a despeito de o almoço ser servido às 12 horas. A qualquer momento do período em que lá ficarmos, sugeriremos a todos uma visita à capela ecumênica, local apropriado para fazermos, TODOS JUNTOS, no mínimo um minuto de oração pela sua saude.
Mesmo à distância, estaremos juntos com vocês em espírito.
A você cabe a responsabilidade de envolvê-la num ambiente positivo de muita paz, serenidade e segurança: dispa-se de qualquer mágoa e passe-lhe apenas bons fluidos, pois de nada adianta mostrar-lhe um sorriso no rosto, se o seu coração estiver amargurado.
Como passar-lhe confiança se vc próprio não consegue crer na força do seu Deus para superar uma suposta e mera indelicadeza ou desconsideração de alguns de nós?!
Se vc tiver mais de 67 anos, pode até pensar que sou um "pivete metido a besta, pagando sermão pra irmão mais velho", mas, como vc mesmo escreveu, cá no Grupo devemos ser respeitosamente nivelados na hierarquia de cidadãos.
Por outro lado, por gratidão acima de tudo, estou cumprindo o dever moral de transmitir, a um Amigo / Irmão que está precisando, uma lição que alguém me ensinou num momento em que eu também precisei.
Sincera e respeitosamente, transmita à Amiga / Irmã SUELY o nosso carinho, a nossa amizade, a nossa solidariedade: vocês não estão sozinhos!
Corrêa de Carvalho

Coronel Ciapina, quero pedir lhe gentileza de levar nossos agradecimentos ao Coronel Almeida. Tenho recebido e transmitido para a Suely os telefonemas e e-mails de vários amigos do grupo, que embora não tenham conhecido minha esposa, e assim, não compartilhado do carinho com que ela tratou a todos, em nosso primeiro encontro em Indaiatuba, mas reconhecendo as duras horas que estamos passando, não se omitiram em enviar uma palavra de animo e conforto, antes de uma dura cirurgia que irá passar, no domingo ou segunda feira próxima.
Não é cobrança, mas se minha sinceridade, minha inconveniência, minha condição de major, feriu susceptibilidade de algum ou de alguns, esta seria uma boa hora de enviar através de meu e-mail um palavra de força espiritual, colocando não só a condição de superior hierárquico como a condição maior de ser humano.
Estou sendo novamente inconveniente por dizer estas palavras nestas horas, mas se o amigo, a irmandade tanto evocada neste nosso GBB. não se fizer presente nestes momentos, quando será ?
Com a torcida e as orações dos poucos e verdadeiros amigos, vamos sair desta se Deus quiser.
Meu fraterno abraço a todos e é sincero.
From: ciapina.gbb@gmail.com
To: grupobarrobranco@grupos.com.br
Cc: GBB- GRUPO BARRO BRANCO
Sent: Thursday, July 14, 2011 7:20 PM
Subject: [grupobarrobranco] Mensagem de um amigo
Caro amigo Waldemar. Esta mensagem veio de um bom amigo da França. Receba nosso abraço e fique confiante em Deus.
Eliphas ALMEIDA para mim

Caro Ciapina,
Não posso ficar insensivel.
Nao consigo identificar o endereço e-mail dêle para lhe escrever pessoalmente.
E é por isso que eu lhe pediria a gentileza de transmitir-lhe essa mensagem.
Para que saiba que, apesar da distância, eu fico sensibilizado com o sofrimento e a angustia que êle, sua espôsa e sua familia estao vivendo.
Que lhes envio meus encorajamentos para que continuem lutando, para que continuem acreditando e tenham Fé.
E que faço preces ao Criador para que Êle lhes dê força para lutar e dê à Suely, sua espôsa, a Graça da cura e do retorno à saude e à felicidade.
Abraços,
Eliphas ALMEIDA
(França)

MEUS AMIGOS (AS)
Estou saindo de uma cirurgia e agora, ao abrir as mensagens, vejo a situação aflitiva pela qual está passando o nosso querido amigo MAJOR WALDEMAR. Quero levar a ele todo o carinho pelo sucesso na operação que dona SUELY irá ser submetida. No Hospital Militar, numa hora desagradável, encontrei amigos de muitos tempos, soldados do BG e outras Unidades pelas quais passei em dificuldades com a saúde. Mas todos acreditam na recuperação e também eu acredito muito que a esposa do WALDEMAR irá superar seu problema. Quero, com todos vocês, fazer uma corrente de fé, em prol de dona SUELY, esquecendo-se de rancores que não levam a nada. A nossa vida é a coisa mais preciosa que DEUS nos deu e não podemos atingir companheiros ou mesmo desafetos com ares de menosprezo, de inimizades gratuitas. TENHO O GBB como uma plêiade de amigos que superam tudo isso. 

Prezados gbbianos, estou encaminhando a mensagem do nosso amigo Waldemar, que está vivendo um pesadelo, motivo de sua revolta e espero que entendam dessa maneira o seu desabafo , nesta hora difícil, onde a palavra amiga serve de bálsamo para aliviar as dores. Os que estiveram no 1. encontro de Indaiatuba, conheceram a Suely e a maneira  com que a nos recebeu com todo o carinho. Agora está muito enferma e não poderão participar do 2. encontro, e precisa de nosso ombro amigo..

Coronel Ciapina, meu bom amigo. Tivemos hoje o resultado do laboratório e infelizmente minha mulher está com aquela maldita doença, no cérebro , e pelo contorno e estrias é maligno.  Há uma única condição que nos deixa menos triste, é que está localizado em um local de fácil acesso, o que facilita a cirurgia, que deve acontecer neste sábado ou domingo.
O que me deixa triste, no Grupo, é saber que alguns Coronéis que aqui estiveram, embora tenham recebido todo nosso carinho, e sabendo da situação de minha mulher, nem sequer mandam a ela uma frase de estímulo e força, como o senhor , Cel. Ventura, Cel. Cunha, Cel. Almeida o próprio Cel. Bueno, se colocando à disposição.
Fiz questão que ela lesse,  e manda a todos o muito obrigado.
O senhor vai ter um bocado de trabalho e fé, para fazer deste grupo uma verdadeira irmandade, e colocar na cabeça de muitos o sentido humano. Aconselho a começar..... ...(parte suprimida do original)
Desculpe, mas temos que separar os verdadeiros, os sempre prontos a ajudar, e os ausentes nessas horas.
Vamos para a luta e contamos com sua oração. Obrigado, meu abraço.

Delegados criticam reajuste e ameaçam greve em São Paulo
Governo de São Paulo dará reajuste de 27,7% para policiais até 2012
O reajuste para os policiais anunciado hoje pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decepcionou policiais e delegados do Estado, que não descartam a possibilidade de entrar em greve. Tanto o Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindpesp) quanto a Associação dos Delegados de Polícia do Estado (Adpesp) alegam que a correção anunciada - 15% retroativos a 1.º de julho e 11% em 2012 - está longe de repor a inflação dos últimos anos e não tira São Paulo da condição de deter um dos piores salários para a categoria do País. Os delegados se reúnem amanhã em assembleia na sede da Adpesp, na capital paulista, para analisar o aumento concedido por Alckmin e discutir se organizam uma greve.
De acordo com o presidente do sindicato, George Melão, a classe está "revoltada" com o valor anunciado. O sindicalista afirma que a proposta, que será enviada à Assembleia Legislativa no fim deste mês para ser votada no início de agosto, não repõe nem sequer a inflação que corroeu os salários desde 1995, data do último reajuste com aumento real. A defasagem, segundo ele, seria de cerca de 140%. "Tudo está caminhando para a greve."
A presidente da Adpesp, Marilda Aparecida Pinheiro, afirma que a proposta de Alckmin é "insignificante". "Esse valor é apenas uma manobra do governo para nos tirar da última colocação entre os salários de delegados de todo o País, mas isso não vai resolver porque vamos continuar entre os três piores", disse. "É decepcionante." De acordo com Marilda, a insatisfação da categoria é tão grande que a cada 15 dias um delegado deixa a profissão.
A categoria reivindica equiparação dos vencimentos iniciais aos de um delegado da Polícia Federal (PF), atualmente em R$ 13.368,68. Os delegados paulistas, de acordo com a associação, ganham R$ 5.874 em início de carreira (inclui salário base mais adicionais). "Concordo que dar esse aumento de uma vez só estouraria os cofres públicos, mas é possível com uma boa programação", afirmou Melão.
Outras categorias também demonstram insatisfação quanto ao aumento proposto pelo governo do Estado. De acordo com o coordenador da Representação Coletiva dos Policiais Civis de São Paulo, Jarim Lopes Roseira, a greve é uma iniciativa que deve ser evitada enquanto houver possibilidade de negociação, mas com a "migalha" oferecida pelo governo uma paralisação será considerada. "Foram várias reuniões com o comando geral da corporação e secretários para no fim o governador não oferecer algo razoável", reclamou.
Segundo Roseira, 15% de aumento deixaria a categoria satisfeita se fosse repetido anualmente até 2014. O coordenador reivindica ao menos equiparação com os salários dos agentes da Polícia Civil do Distrito Federal, que gira em torno de R$ 3.500. Segundo Roseira, os agentes paulistas ganham R$ 2.451,40.
PMs
O aumento foi melhor recebido entre os policiais militares. De acordo com o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado (ACSPMESP), Wilson Morais, o valor era o esperado desde que Alckmin, então em campanha para o governo paulista, em julho do ano passado, visitou a associação e conversou com os policiais a respeito de reajustes.
Apesar de, segundo ele, a defasagem dos vencimentos nos últimos dez anos ser da ordem de 40%, o anúncio mostra que o governo "começa a fazer justiça com a categoria". De acordo com ele, um soldado da Polícia Militar (PM) em início de carreira ganha hoje aproximadamente R$ 1.800.
   
Uma descoberta arqueológica em SÃO VICENTE está ajudando a elucidar um período pouco documentado da história brasileira: o início do ciclo da cana-de-açúcar no País, que começou com os engenhos do litoral paulista. Escavações nas ruínas do PORTO DAS NAUS descobriram dois tanques de caldo de cana e mais de 400 fragmentos de peças usadas no engenho de JERÔNIMO LEITÃO, construído em 1580 na área próxima ao primeiro trapiche alfandegário do BRASIL. “Esses tanques eram utilizados para fazer melado e torrões de açúcar, que eram levados para PORTUGAL. Acreditamos que tenham entre seis e dez deles nessa área”, explica o arqueólogo MANOEL MATEUS GONZALEZ, que comemora a descoberta das duas estruturas circulares feitas com grandes pedras com raios de 2,2 metros e de 1,5 metro. Relatos históricos contam que o engenho de açúcar de JERÔNIMO LEITÃO funcionou junto à área do PORTO DAS NAUS de 1580 até pelo menos 1615, quando corsários comandados pelo pirata holandês JORIS VAN SPILBERGEN incendiaram a VILA DE SÃO VICENTE. Antes do engenho, o PORTO DAS NAUS consistia em um atracadouro de madeiras em estacas, que foi instalado oficialmente por MARTIM AFONSO DE SOUSA em 1532, mas que desde 1510 já era utilizado por ANTÔNIO RODRIGUES e JOÃO RAMALHO, o “BACHAREL DE CANANÉIA”. Em 1540, o porto perdeu a importância. Foi quando o chamado “maremoto” destruiu a antiga vila e assoreou a entrada da barra da baia de SÃO VICENTE, tornando-a inavegável para embarcações de grande porte. O historiador da Prefeitura de SÃO VICENTE, MARCOS BRAGA, afirma que o achado tem grande importância histórica, porque até então não havia provas materiais da existência do engenho.

A polícia prendeu na noite de ontem o principal suspeito de ter atirado e matado em 18 de maio o estudante FELIPE RAMOS DE PAIVA, de 24 anos, no estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo (FEA-USP). O auxiliar administrativo DANIEL DE PAULA CELESTE SOUZA, de 24 anos, foi detido por porte de arma em OSASCO. SOUZA disse que pegou a arma emprestada e confessou que pretendia roubar carros para desmanche. Ele ficará preso temporariamente por 20 dias e a Polícia Civil deve pedir à Justiça que seja decretada sua prisão preventiva.

Faltavam cinco minutos para acabar a partida entre BRASIL e EQUADOR pela COPA AMÉRICA, na noite de ontem, quando cinco ladrões armados entraram no Empório ALTO DE PINHEIROS, na Rua VUPABUSSU, zona oeste de São Paulo, e fizeram um arrastão. Trinta clientes da casa foram roubados.

A 16ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo negou pedido de liberdade provisória aos policiais militares FELIPE DANIEL SILVA e AILTON VITAL DA SILVA, acusados de assassinar DILEONE LACERDA DE AQUINO em 12 de março no Cemitério PARQUE DAS PALMEIRAS, em FERRAZ DE VASCONCELOS. Os PMs foram presos graças à denúncia feita por uma testemunha que narrou o crime em tempo real pelo 190. O relator do caso, desembargador ALBERTO MARIZ DE OLIVEIRA, justificou a decisão alegando que a prisão visa a preservar a ordem pública e leva em conta a gravidade do crime.

O governador GERALDO ALCKMIN lançou hoje um pacote para reformar as carreiras das Polícias Civil e Militar e anunciou aumento de 15% aos agentes, para acabar com o ônus de oferecer o pior salário do País para delegados. Com a extinção da quarta classe na pirâmide de remunerações, o piso dos delegados passa a ser de R$6.605,29 em cidades com até 500 mil habitantes (era de R$5.559). O Estado agora é o quarto pior no ranking nacional. É o primeiro reajuste concedido pelo governo aos policiais desde 2009 – o último havia sido de 6,5%. As medidas fazem parte daquilo que o governo chama de “pacote de valorização”. Na prática, tentam afastar o risco de greve e acalmar ânimos insatisfeitos em delegacias e quartéis. A proposta apresentada hoje ainda precisa passar pela Assembléia Legislativa. Caso seja aprovada, terá caráter retroativo a 1º de julho. O aumento vale para servidores da ativa, inativos e pensionistas, num total de 253.386 beneficiados.
Entre os policiais militares, a principal mudança foi em relação aos oficiais. Aqueles que já completaram o tempo de serviço necessário e foram preteridos três vezes em promoções serão aposentados compulsoriamente no posto imediato. Um capitão, por exemplo, receberá a aposentadoria como major. A intenção é “arejar” os comandos, estimulando lideranças jovens que hoje são impedidas de ascender porque as patentes superiores já estão ocupadas. Além da mudança nas carreiras e do aumento salarial, o governo prevê mais servidores no setor de segurança pública. Municípios que têm presídios deverão contar com um reforço no efetivo da PM. Serão criadas cerca de mil vagas para agentes de escolta. A PM também será beneficiada com a inclusão de 2.190 integrantes na corporação a partir de setembro.     

14 de julho de 2011 | 0h 00
O Estado de S.Paulo
Aconteceu o que se temia com a Operação Delegada, pela qual policiais militares (PMs) executam serviços para a Prefeitura da capital paulista em horário de folga e recebem por isto uma gratificação, também conhecida como "bico oficial", em contraste como o "bico" informal, feito para particulares, que o comando da Polícia Militar sempre combateu. Um aumento de 60% naquela gratificação, constante de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, a tornará superior ao salário dos PMs, uma situação que levanta sérios problemas.
Quando essa Operação foi lançada em dezembro de 2009, com base em convênio assinado pela Prefeitura e o governo do Estado, seu objetivo era bem preciso e limitado - o combate aos camelôs. Como explicou o comandante-geral da PM, coronel Alvaro Camilo, o camelô desrespeitava o fiscal e o guarda civil metropolitano, que só podiam autuá-lo por cometer uma infração administrativa, que não o amedrontava. Com os PMs a situação mudou, porque o camelô sabe que, se enfrentar o policial, pode ser preso por desacato.
Os resultados obtidos na Rua 25 de Março - que tinha a maior concentração de camelôs da cidade e onde a Operação Delegada começou - foram tão bons que ela foi sendo estendida a várias outras regiões com forte presença do comércio ambulante. Pela primeira vez em décadas de tentativas frustradas de livrar a cidade desse comércio ilegal, a população voltou a poder circular livremente pelas áreas antes ocupadas pelos camelôs.
Os dados sobre a melhoria da segurança também impressionam. Dados referentes ao período de 2 de dezembro de 2009 até 30 daquele mês, comparados aos de igual período de 2008 e 2009, mostram uma importante redução de vários crimes na Rua 25 de Março: de 70,56% de furtos, de 58,95% de roubos em geral, de 66,67% de furtos de carga e de 100% de roubos de carga. Hoje, os PMs da Operação Delegada estão presentes em 13 vias e praças da cidade, entre elas a Avenida Paulista, com resultados semelhantes.
Esse êxito fez a Prefeitura perder a noção dos limites de uma operação como essa, na qual foram incluídos outros setores, como meio ambiente e saúde. No primeiro, os PMs participam do combate aos invasores de áreas de proteção ambiental e, no segundo, bombeiros atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Hoje, há mais de 4 mil PMs nesse programa. Foi dada à Operação Delegada uma amplitude que desvirtua sua natureza. Ela só tinha sentido para o combate a um problema específico, com efetivo reduzido e tempo limitado de duração. E o governo do Estado, que quer levar a Operação Delegada para 15 municípios do interior, está cometendo o mesmo erro.
A Prefeitura e o governo do Estado não perceberam que o "bico oficial", por ser a rigor uma anomalia, só pode ser admitido como exceção. A sua disseminação e o fato de a gratificação exceder o salário dos PMs indicam que ele já extrapolou os limites estreitos da exceção, e que a tendência é de que a escalada continue. Essa gratificação está se incorporando, de fato, ao salário dos PMs e, se ela for retirada pela Prefeitura, é fácil imaginar o problema que se criará. E isto acontecerá, ou porque o sucessor de Kassab pode não ter a mesma opinião dele sobre a Operação Delegada ou porque o "bico oficial" em algum momento terá cumprido seu papel.
O "bico", oficial ou não, é sintoma de um problema grave - a baixa remuneração dos policiais paulistas, sejam eles soldados, cabos e sargentos da PM, sejam investigadores da Polícia Civil. Ele está se transformando num expediente perigoso para fugir da necessidade imperiosa de dar salários dignos a esses profissionais, dos quais depende a segurança da população.
É preciso considerar ainda outro aspecto preocupante do "bico". Ele sobrecarrega os PMs, que para ganhar essa remuneração extra trabalham no horário de folga, o que prejudica sua saúde e seu desempenho. Foi isso que o comando da PM sempre alegou para combater o "bico" ilegal e que vale também - por que não ? - para o "oficial".

2 012      :      -     SÁBADO
Dentro das comemorações dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista está programada para hoje a solenidade em SÃO JOÃO DA BOA VISTA, por volta das 16 horas, com entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA e lançamento do livro “1932 EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA”, escrito por FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO ARTEN, com a colaboração de NEUSA MARIA SOARES DE MENEZES e LUCELENA MAIA.
Bem antes das 9 horas, horário marcado para a chegada de um carro da Prefeitura de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, chego à Sociedade Veteranos de 32. Nosso comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, chega um pouco antes desse horário. CELSO, motorista da prefeitura, atrasa-se em quinze minutos por causa de complicações no trânsito.
A viagem transcorre de maneira muito tranqüila e agradável. CELSO é um ótimo motorista e vai contando particularidades do município que iremos visitar nesta data.
Dona NEUSA MARIA SOARES DE MENEZES, presidente do Núcleo “MARIA SQUASSÁBIA” e o vereador FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO ARTEN, estão nos esperando num dos melhores restaurante da cidade. ARTEN mostra-me o livro que será lançado hoje. Diz ele em seu livro: “Como diz MARIA SQUASSÁBIA em mensagem deixada aos sanjoanenses: foi ontem. Os comícios atraem multidão para ouvir oradores indignados com a ditadura. As famílias, antes de lamentar, sentem orgulho do filho que parte para a guerra. As mulheres se organizam. As crianças se alvoroçam: querem participar. Os mais velhos tentam empolgar os mais novos. E quando alguém precisa de ajuda, todas as mãos se estendem. E na desventura, quando algum tomba, sem exceção, todos choram. Nunca SÃO JOÃO DA BOA VISTA esteve tão unida e solidária como em 1932. Só tamanha união explica seu feito épico: ter sido a única a vencer nos campos de batalha a guerra que SÃO PAULO só venceu no campo moral. Para GILBERTO FREIRE, estudar a história ‘leva-nos perto, o mais perto possível dessa eterna fugitiva, sempre a esvair-se deixando apenas o perfume: a verdade’. ERIC HOBSBAWN diz que ‘o historiador deve lembrar coisas que a sociedade insiste em esquecer’. Penso que a história é fundamental para entender a vida. O sanjoanense sonhou um só sonho, acreditou nele, lutou por ele e sofreu unido nas horas de angústia e derrota. Por todo canto exalava-se um amor desenfreado pelo ideal constitucionalista, pela liberdade e pelos direitos ultrajados.
Escrever sobre este momento foi prazeroso. Dar voz aos heróis de 32, faz-nos sentir dotados do poder de ressuscitar os mortos, dando a eles a oportunidade de falar às novas gerações sobre seus ideais, angústias e crenças. E sua vozes continuam fortes e corajosas, 80 anos depois. (FRANCISCO ARTEN é professor e presidente da Academia de Letras de SÃO JOÃO DA BOA VISTA).
LUCELENA MAIA, da Academia de Letras de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, romancista e poeta, diz: “SÃO JOAO DA BOA VISTA marcou importante presença no cenário do Estado de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932, e dela se serve para reviver os acontecimentos – provavelmente sem a exaltação cívica da época e sem o mesmo entusiasmo pelas demonstrações de eficiência com que os civis aderiram ao movimento – buscando fortalecer a idéia de preservação da memória, por esta respeitável história que se abrirá nas próximas 80 páginas, em que a cidade se apresenta com personagens que fizeram e ficaram na biografia do País. Não tivéssemos história para contar, nada saberíamos do BRASIL épico que passou a refletir sobre si próprio e seu destino, após a Revolução Constitucionalista. O povo é protagonista dos acontecimentos, mas tornar-se-á esquecido na história e a história no tempo se imagens e textos não forem juntados como garantia da memória do fato. Por isso, mais uma vez engajei-me, juntamente com o Presidente ARTEN e a confreira NEUSA MENEZES, a realizar um projeto, de minha parte, buscando nos amigos da cultura – protetores das letras, ciências e arte – o apoio para que nossa missão fosse cumprida. As logomarcas na contracapa deste livro são respostas de credibilidade à história, mas também de generosidade para conosco. Pensando assim, reforço o agradecimento, em nome da Academia de Letras: Patrocinadores, muito obrigada por acreditarem no livro que lhes foi apresentado antes mesmo de estar pronto!”
NEUSA MENEZES, pesquisadora e pertencente à Academia de Letras de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, diz “Ao pesquisar a história da Revolução Constitucionalista de 1932 na região de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, fiquei fascinada pela saga de uma mulher, chamada STELA ROSA e que na pia batismal teve acrescentado MARIA em seu nome, viúva, com uma filha de 10 anos de idade, professora primária, destemida e corajosa. Lecionava na pacata fazenda PAULICÉIA, quando o local fora requisitado para tornar-se um quartel, em virtude da proximidade com a fronteira com MINAS GERAIS. MARIA começou a interessar-se pelo movimento da guerra, pois seu irmão encontrava-se aquartelado nesta fazenda. Quando, ao perceber que os jovens soldados estavam apavorados diante da incerteza trazida pela guerra e começaram a desertar, vestiu a farda do irmão, soldado voluntário e entrou escondida no caminhão, quando este passou rente à escola onde ela lecionava. Era um entardecer...”
“Não sabia atirar e aprendeu tudo a duras penas, já dentro de uma trincheira. Esta mulher, filha de imigrantes italianos, conservadores, não mediu esforços para dar sua contribuição ao país naquele momento tão conturbado. Pagou um preço elevado por ser mulher e ter prendido um comandante das tropas inimigas. Perdeu seu emprego, mas nunca a dignidade. Desafiou os preconceitos de uma época em que a mulher não tinha nenhum direito, nem sequer ao voto e nos deixou um belíssimo legado: É NOSSA HEROÍNA!”.
Esse livro foi prefaciado pelo poeta PAULO BOMFIM com a poesia JOVENS DE 32. Em boa hora SÃO JOÃO DA BOA VISTA, através de sua Academia de Letras, com a iniciativa das acadêmicas NEUSA MENEZES e LUCELENA MAIA, assim como do Presidente FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO ARTEN, celebra os 80 Anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Farta documentação fotográfica e textos inéditos acompanham este resgate histórico de uma época injustamente esquecida. Que o exemplo da Academia de Letras de SÃO JOÃO DA BOA VISTA seja seguido. Não podemos deixar morrer os nossos mortos.
Encontramos no restaurante com o Comandante do 44º BPMI – TENENTE-CORONEL PM RICARDO SILZ, com quem conversamos sobre a solenidade de logo mais. Como ainda faltam duas horas para o início do evento, ARTEN leva-nos a um passeio deslumbrante até ÁGUAS DA PRATA. Conhecemos lugares históricos daquela região e também o Quartel General do Comandante ROMÃO GOMES, totalmente em ruínas, o que se sugere um tombamento do prédio e o completo restauro desse lugar que já mereceria melhor sorte. Uma placa denuncia que o casarão está para ser vendido. ARTEN leva-nos a tomar um café em sua residência. Logo vamos ter a companhia dos filhos de HERBERT LEVY. O comandante da COLUNA INVICTA doou muitos livros para a Academia de Letras de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Os filhos liberaram o acervo do pai e vemos na casa do ARTEN dois volumes da coleção de WALDEMAR FERREIRA, secretário da Justiça do governo PEDRO DE TOLEDO. São dois volumes de um valor inestimável.
Na praça principal do município o povo sãjoanense está reunido. Ali vamos encontrar a CAMILA GIUDICE, seus pais e MARKUS RUNK. Este, auxilia no roteiro da solenidade. As pessoas que irão ser condecoradas se postam em lugar de destaque após o canto do HINO NACIONAL.      
NELSON MANCINI NICOLAU
Prefeito de São João da Boa Vista, ex deputado estadual, ex secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. Incentivador do Projeto Memorial da Revolução de 32, a ser edificado em São João. Incentivador das pesquisas referentes a este movimento na cidade.
SAMUEL BINATTI
Prefeito de Águas da Prata, município que faz divisa com Minas Gerais e onde ocorreu uma das principais batalhas em 1932. Como Prefeito de Águas da Prata tem projeto para incentivar as pesquisas e manifestações referentes ao movimento Constitucionalista de 32. Está tendo papel fundamental na procura de parcerias para restaurar o prédio do Hotel São Paulo, local que serviu de quartel general para as tropas paulistas durante a revolução e local de onde Romão Gomes comandava o movimento.
JOSÉ AUGUSTO DA CRUZ
Sócio proprietário da Rádio Piratininga de São João da Boa Vista. Como responsável pela Rádio, José Augusto tem aberto todos os espaços possíveis para a divulgação da história do movimento constitucionalista de 1932, sendo um de seus principais propagadores. Foi responsável pela produção de vários programas sobre este tema, promovendo debates, radio documentários sobre 1932, incentivando a pesquisa e os estudos sobre o tema. A homenagem é também para a Rádio Piratininga, que teve atuação importante durante a revolução de 1932.
SUB TENENTE WALMIR MATHIAS TEIXEIRA
Sub tenente da arma de Infantaria do Exército. Está ha 29 anos no Exército Brasileiro. Serviu em vários Estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e na selva amazônica. Trabalhou 7 anos em Brasília, no comando de operações terrestres e na Inspetoria geral das polícias militares. Já recebeu diversas homenagens do exército, como a Medalha do Pacificado. Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de São João da Boa Vista. Sempre presente em movimentos realizados na cidade. È um grande estimulador dos estudos sobre a revolução constitucionalista de 1932. Comanda 50 jovens sanjoanenses, todos os anos. E todos os anos participa ativamente das comemorações do movimento de 1932. Está em São João da Boa Vista ha 3 anos. Natural de Magé, Rio de Janeiro.
TENENTE CORONEL RICARDO SILZ
COMANDANTE do 24º Batalhão da Polícia Militar
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA ( Leivinha)
Jornalista, pesquisador. Filho de Benedito de Oliveira, Cajuca, soldado constitucionalista voluntário, que escreveu o livro A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932. Propomos que receba a medalha pelo seu trabalho como jornalista e interessado no movimento Constitucionalista, mas também numa homenagem póstuma seu pai.
HERBERT LEVY FILHO
Filho do ex deputado Herbert Levy, que foi soldado voluntário em São João da Boa Vista e autor do livro COLUNA INVICTA, que narra a história do movimento constitucionalista na região de São João da Boa Vista. Herbert Levy Filho, incentivado pela história do pai, tem sido um dos grandes colaboradores da preservação da história e da memória deste movimento na cidade, razão pela qual propomos a ele esta homenagem, que será também uma homenagem póstuma ao seu pai, Herbert Levy
MAURICIO ANDRADE MARSIGLIA
Empresário. Nascido em São João da Boa Vista, neto da soldado Maria Sguassábia.
JOSÉ OSÓRIO AZEVEDO JR – filho do escritor José Osório Oliveira Filho (escreveu sobre a Revolução) e sobrinho dos combatentes Paulo Emilio e Joaquim Oliveira Azevedos
Desembargador
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, é também Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo e Juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, pelo quinto constitucional, classe advogado. Também foi Vice-Presidente e Presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo e Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, aposentado em fevereiro de 2002. É professor de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde 1973.
MAURO CÉSAR DANTAS  - Empresário
Nasceu em São José da Bela Vista/SP, a 29 de julho de 1959. Em 1989 fundou na cidade de São João da Boa Vista a empresa Cimentolândia. Hoje, o grupo é composto por 9 unidades. A conduta ética é uma característica nos negócios da empresa, assim como a responsabilidade social. A empresa apoia também diversos projetos sociais, assim como, projetos culturais, de preferência que visem o crescimento intelectual do jovem estudante. Incentivou o livro 1932 em São João da Boa Vista pelo importante acontecimento, há 80 anos, nesta cidade e no Estado de São Paulo.
Representante Monique Barion Pereira
CAROLUS BARTH
“Nascido na Holanda, o Sr. Carolus Barth se mudou para o Brasil durante a infância. Formado em engenharia civil, sempre atuou na área de desenvolvimento urbano, tendo trabalhado na Sabesp durante mais de 15 anos. Em 1998, em sociedade com um antigo amigo, criou a Sequóia Empreendimentos Imobiliários, que atua no setor de parcelamento do solo urbano em São João da Boa Vista e região.
Com a convicção de que educação e cultura são basilares para o desenvolvimento social, a Sequóia está constantemente participando de programas que tem o objetivo de fomentá-las, sempre vislumbrando uma sociedade mais harmoniosa e preparada para o futuro.”
ROBERTO ROSSI PERES  - Empresário
Nascido em São João da Boa Vista,  a 28/11/1946, cursou Administração de Empresas e Arquitetura e Urbanismo. Como ex-vereador, ele diz da importância deste resgate histórico - 80 anos da Revolução Constitucionalista - que marcou época na cidade de São João da Boa Vista. Através de sua empresa Peres Moto Honda, Roberto incentiva projetos ligados à arte, à cultura e à memória de sua querida cidade natal.
ORLANDO CESCHIN FILHO - Notário
Natural de Bela Vista do Paraíso – PR, nasceu       a 23 de setembro de 1955. É casado com RAQUEL DE ROSA CESCHIN. Bacharel em Direito é Titular do  1º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP.
Incentivou “1932 em São João da Boa Vista”, cujo projeto resgata a participação histórica da cidade e região na luta armada da Revolução Constitucionalista de 1932. Ele afirma: “Esse projeto só nos enche de alegria, pois sabemos que nossos antepassados tinham um ideal e lutavam por ele".
PAULO FALDA Diretor responsável pela  TV União
Assumiu a direção da TV União em 11 de dezembro de 1995 e teve como principal desafio expandir as fronteiras da TV, integrando os municípios da região neste trabalho. É uma emissora educativa com sede em São João da Boa Vista que transmite regionalmente no canal aberto 47 UHF e no cabo canal 21 para a cidade de São João da Boa Vista.  Essa integração recebeu o nome de UNIÃO.
Paulo Falda tem dado ampla atenção ao projetos que visam o resgate da memória de nossa cidade e da região.
PEDRO DELALIBERA Diretor local da FIESP Representante responsável pela construção do Projeto Memorial.
VALDEMIR SAMONETTO – Magnífico Reitor da Unifae
Disponibilizou os estúdios e laboratório da Unifae para que pudéssemos realizar o documentário MARIA, MULHER SOLDADO.
SEBASTIÃO CURIMBABA – Presidente da Fundação Curimbaba – conglomerado de empresas, entre elas a Elfusa, que sempre colaborou nos projetos sociais e culturais.
Representante: Daniela Wolf.


|||NEUSA MARIA SOARES DE MENEZES nasceu em Águas da Prata em 1952. É casada com José Benedito Paes de Menezes e tem três filhos: Eduardo, Andrea e Fernando. Tem três netos, João Felipe, Cauê e Júlia. Graduada em Direito pela UniFeob, foi conciliadora do Juizado Especial e por dez anos Comissária de Menores no Juizado da Infância e Juventude. Com formação musical em canto lírico pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, especializou-se em Barroco Francês, com aulas ministradas por professores do Conservatório de Paris. Em canto lírico, foi aluna de Neide Thomaz e Suzel Cabral. Participou de montagens de óperas no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba como soprano lírico. Seu repertório atual é de Música de Câmara. Em São João da Boa Vista participou de diversos recitais de canto. Regeu o Coral Santa Cecília da Igreja Catedral de São João da Boa Vista. Colaborou com o Jornal A Cidade de São João, escrevendo crônicas. Membro fundador da Associação dos Amigos da Cultura e da Arte São João da Boa Vista e presidente de 1989/1991.

||

|||

|||Neusa Menezes coordenou diversos eventos ligados à arte e cultura, entre eles se destacam: Lembrando Merlin: noite de homenagem a João Batista Merlin apresentado em 1996 no Centro Recreativo Sanjoanense. Auto de Natal-presépio-vivo: musical com 120 integrantes apresentado em 2004 e dezembro de 2005, no Teatro Municipal de São João da Boa Vista. "Pe. Vieira, arquiteto dos sonhos, João, engenheiro das paixões”. apresentado no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, com mais de 120 participantes. Noite lítero-musical-sacro apresentado em duas ocasiões: 2005 e em 2008, comemorando os 400 anos de nascimento de Vieira.

|||Neusa Menezes é também membro da Comissão Organizadora da “LITERARTE” – exposição de Literatura e Artes Plásticas da Justiça Federal em 2003. “João visita Paulo nos seus 450 anos” exposição de Literatura e Artes Plásticas na Assembléia Legislativa de São Paulo, em 2004. Organizou, ainda, como Membro da Academia de Letras, “Um sarau para Orides”, no Restaurante Sá Maria, em 2009, em comemoração aos 10 anos de falecimento da poeta Sanjoanense.

|||Pesquisadora histórico-literária, Neusa Menezes investiga sobre a vida das quatro notáveis sanjoanenses: Patrícia Rehder Galvão – Pagú – escritora e jornalista; Orides Fontela – Poeta; Guiomar Novaes – Pianista e Maria Sguassábia – brava mulher soldado constitucionalista.


|||É autora de um portal sobre as mulheres sanjoanenses denominado Mulheres de São João. Neusa participou também como pesquisadora do vídeo documentário “Maria, Mulher Soldado”, dentro do projeto História Viva da UNIFAE.
|||Em 18 de abril de 2012, Neusa Menezes fundou e atualmente preside "SOLDADO MARIA SGUASSÁBIA", Núcleo de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC que passou a existir, a contar dessa data, no município de São João da Boa Vista. Por esse importante feito de resgate da memória dos veteranos de 32 sanjoanenses, Neusa Menezes foi agraciada em 22 de abril de 2012 com o título de Pesquisadora Associada Honorária do Núcleo de Correspondência PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!!".
|||Em 27 de abril de 2012, a Câmara Municipal de São João da Boa Vista houve por bem agraciar Neusa Menezes com o título de cidadã sanjoanense pelos relevantes serviços prestados ao culto da história e cultura daquele ímpar município paulista.
Após a solenidade na praça principal de SÃO JOÃO DA BOA VISTA vamos conversar com os presentes e chamamos o CELSO, que irá nos conduzir de regresso para SÃO PAULO. O AMADO RÚBIO e eu ficamos no metrô ARMÊNIA e cada um se dirige para seu lar. Chego em GUARULHOS depois das 21 horas. Abrindo minhas mensagens pela Internet tomo conhecimento dos nomes dos cinco novos coronéis da PMESP, bem como suas classificações:
Atos do Governador
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 13-7-2012
Aplicando, a pena de demissão, à vista do acórdão proferido pelo E. Tribunal de Justiça Militar nos autos do Conselho de Justificação 224-2012 - TJMESP Vols. I a X (processo de origem GS-1376-2009-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o 1º Ten. PM RE 990007-1 Alessandro Marucci Veiga, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, aplica-lhe, nos termos do art. 23, I, alínea "c" e parágrafo único, da LC 893-2001, a pena de demissão, a produzir efeitos desde 22-6-2012, cuja execução, entretanto, fica suspensa em razão de o justificante ter sido anteriormente exonerado a pedido, conforme ato publicado no D.O. de 24-4-2012, procedendo-se às anotações de estilo em seu prontuário de resguardar eventuais interesses da Administração.
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis 830571-4 Carlos Eduardo Falconi, do GRPAe; 810330-5 Carlos Magno da Silva, da PM-3; 810375-5 Rogério Bernardes Duarte, do CCB; 811917-1 Francisco Alberto Aires Mesquita, da PM-4 e 812501-5 Audi Anastácio Félix, da PM-1.
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, os Coronéis PM: 830571-4 Carlos Eduardo Falconi, no CPA/M-10; 810330-5 Carlos Magno da Silva, no CPA/M-9; 810375-5 Rogério Bernardes Duarte, na ESB; 811917-1 Francisco Alberto Aires Mesquita, no CPA/M-12 e 812501-5 Audi Anastácio Félix, no CPI-2.
Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM 790536-0 José Luiz Sanches Valentin, da ESB para o CPI-10, mantendo-o na condição de adido ao EM/E; 822363-7 Marcelo Afonso Prado, do CPA/M-1 para o CPI-6 e 822413-7 Sérgio de Souza Merlo, do CPA/M-10 para o CPA/M-1.
Designando o Coronel PM 810350-0 José Roberto Malaspina, Comandante do CPI-2, a contar de 12-7-12.

Cerca de um milhão de pessoas participaram da 20ª MARCHA PARA JESUS, hoje, em SÃO PAULO, segundo estimativas da Polícia Militar. A organização esperava reunir um público maior que o do ano passado, estimado em 5 milhões. O evento, organizado pela IGREJA RENASCER e presidido pelo apóstolo ESTEVAM HERNANDES, teve como tema “REINANDO COM CRISTO”, e criticou o uso de drogas e álcool e a homossexualidade. HERNANDES afirmou que “essa foi a maior MARCHA PARA JESUS de todos os tempos”. O apóstolo disse, ainda, que o “BRASIL se renderá aos pés de JESUS CRISTO”. De acordo com o Censo de 2010, divulgado no final de junho pelo IBGE, a população evangélica no país passou de 15,4% para 22,2% em dez anos e soma 42,3 milhões de fiéis.

O CORINTHIANS campeão da LIBERTADORES, enfim, deu as caras no BRASILEIRÃO, com uma vitória por 2 a 1, contra o NÁUTICO, hoje, no PACAEMBU. A equipe foi a oito pontos, começa a subir na classificação e a zona de rebaixamento é algo que deixará de atormentar tão logo sucedam os jogos e o time vai apertando novamente sua engrenagem precisa. O ATLÉTICO MINEIRO consolidou sua liderança (22 pontos) no CAMPEONATO BRASILEIRO com uma virada espetacular por 4 a 3 sobre o FIGUEIRENSE, após estar perdendo por 3 a 1, nesta noite em FLORIANÓPOLIS.

THOMAZ BELLUCCI até endureceu o jogo para o sérvio JANKO TIPSAREVIC, oitavo do mundo, mas acabou eliminado na semifinal do ATP de STUTTGART. O brasileiro perdeu por 2 sets a 1. “Apesar de ter perdido, foi um bom jogo. Ele jogou melhor nos momentos decisivos, sacou e se defendeu bem, e mereceu ganhar”, afirmou BELLUCCI.
Após atingir a ex-mulher com um tamanco durante uma briga, um homem de 38 anos foi linchado e morto por populares no bairro VERA CRUZ, em MONGAGUÁ, litoral sul. A identidade dele não foi divulgada pela polícia. O crime aconteceu hoje pela manhã, entre a Avenida JOSÉ CESÁRIO PEREIRA FILHO e a Rua BOLIVIA. Segundo a Polícia Militar, o homem queria reatar o relacionamento com a ex e esse foi o motivo da confusão. Pessoas que passavam pela rua viram a agressão e, revoltadas, passaram a agredi-lo. Ele teve o pescoço quebrado. Quando o SAMU chegou, o homem já estava morto.

Os PMs DANIEL MADURO e ANDRÉ LUIZ MARQUES DOS SANTOS, do 39ºBatalhão (SÃO VICENTE), tiveram prisão temporária de 30 dias decretada por suspeita de participação no seqüestro de CRISTIANO FRANCISCO DE FREITAS, de 34 anos. O empresário desapareceu há 106 dias e a polícia não sabe se ele está vivo. A quadrilha simulou uma falsa blitz para render CRISTIANO. Um dos seqüestradores estava de terno e fingiu ser delegado. Os outros usavam uma camiseta preta com a inscrição “Polícia Federal”. MADURO fazia bico como segurança na empresa de CRISTIANO. O soldado SANTOS era seu parceiro de viatura. Outras duas pessoas foram presas: ANDERSON APARECIDO SCHMIDT, o GRILO, apontado como informante da polícia, e ANA PAULA MELO NOGUEIRA, cunhada do chefe do bando.   

Um garoto britânico de 9 anos está sendo apontado pelos críticos como um gênio das artes plásticas, após vender 24 quadros por cerca de 788 mil reais em apenas 15 minutos. O trabalho de KIERON WILLIAMSON vem atraindo comparações com o pintor francês CLAUDE MONET e rendeu ao garoto o apelido “MINI MONET”. Morador de NORFOLK, no leste da INGLATERRA, KIERON começou a desenhar paisagens em 2008, aos 5 anos. “Foi durante uma viagem. Estávamos em DEVON (sudoeste da INGLATERRA) de férias e ele pediu um caderno de desenho. Achei que rabiscaria alguns dinossauro, mas KIERON começou a desenhar o porto (da cidade)”, afirmou ao MAIL ONLINE a mãe do jovem, MICHELLE WILLIANSON. Depois disso, o garoto não parou mais de pintar, segundo KEITH WILLIANSON, pai de KIERON. “Quando ele começou a pintar, acordava todas as manhãs às 6 horas. Nós acordávamos ouvindo o tintilar dos vidros com tintas”, contou KEITH à REUTERS. Um ano depois de começar a pintar, KIERON expôs e comercializou pela primeira vez seu trabalho. Em 2009, 19 quadros do jovem artista foram vendidos por aproximadamente 44 mil reais. Meses depois, ele ganhou uma exposição na GALERIA PICTURECRAFT, no REINO UNIDO. No ano passado, outro leilão de obras assinadas por KIERON arrecadou 225 mil reais. ‘Os críticos deixaram de falar da obra de uma criança ingênua e já comparam KIERON aos artistas adultos”, disse MICHELLE, que transformou a história do filho no livro KIERON WILLIANSON – A FASCINANTE HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA COM O DOM DA PINTURA” .

A equipe de observadores da ONU na SÍRIA conseguiu entrar hoje na cidade de TREMSEH, palco de um massacre na quinta-feira. De acordo com os monitores, a maior parte das vítimas era de dissidentes que lutam contra o regime e desertores, o que contradiz a versão da oposição síria, segundo a qual os mortos eram civis. A missão, que evitou dar um número de mortos, voltará amanhã ao vilarejo. Ontem, dia seguinte ao massacre de TREMSEH, ao menos 118 sírios morreram em combate com as forças de ASSAD e na repressão a manifestantes. Hoje, o Comitê Internacional da CRUZ VERMELHA alertou que a SÍRIA está em guerra civil. Mais de 17 mil pessoas já morreram no país.  

2 013      :      -      DOMINGO
Ainda estou acertando minhas memórias com relação aos acontecimentos de 9 de julho e também 12 de julho. Coloco em meu blog as imagens que me mandaram da entrega de medalhas na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, no dia 12. LUCINDA conta-me que acaba de falecer um dos mais antigos moradores da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, o senhor MÁRIO, que mora quase defronte de nossa casa. Ele estava internado há meses num hospital de GUARULHOS, sofrendo de pertinaz moléstia rara, que os médicos não conseguiram atinar com a maneira mais eficaz para combatê-la.

Quase todos os titulares do ATLÉTICO MINEIRO passaram a tarde pensando na LIBERTADORES e os do CORINTHIANS, na RECOPA. A diferença foi que os do GALO, poupados, não precisaram jogar. Já os do TIMÃO, que enfrentaram os reservas atleticanos no PACAEMBU, acabaram surpreendidos e perderam por 1 a 0. Como os mineiros terão de viajar para encarar o OLÍMPIA, no PARAGUAI, nesta quarta-feira, o técnico CUCA só escalou VICTOR, RÉVER e BERNARD de titulares. O CORINTHIANS, mesmo sem DANILO, SHEIK, RENATO AUGUSTO e DOUGLAS, quis se aproveitar disso logo no início da partida. ROSINEI, cria da base corintiana, marcou aos 35 minutos do primeiro tempo e foi só.

O SÃO PAULO completou hoje oito anos de conquista da LIBERTADORES e PAULO AUTUORI, técnico campeão de 2005, fez sua reestréia pelo clube. No entanto, o torcedor não teve motivos para comemorar. Muito pelo contrário. No BARRADÃO, em SALVADOR, o TRICOLOR perdeu do VITÓRIA por 3 a 2. Em crise, a equipe deu como presente para os são-paulinos o seu oitavo jogo sem vencer. Na classificação do BRASILEIRO, o time somou só oito pontos em oito rodadas. Na próxima jornada, recebe o CRUZEIRO, sábado, no MORUMBI. Antes disso, pela decisão da RECOPA, encara o CORINTHIANS, nesta quarta-feira, no PACAEMBU.

Em sua primeira competição, após ficar quase três meses afastado devido a uma lesão abdominal, THOMAZ BELLUCCI voltou como campeão. Ao lado do argentino FACUNDO BAGNIS, ele venceu, de virada, os poloneses TOMASZ BEDNAREK e MATEUSZ KOWALCZYK por 2 a 1 e faturou o título de duplas do TORNEIO DE STUTTGART. Este foi seu primeiro troféu como duplista. Jogando sozinho, ele já faturou três torneios. O paulista é bicampeão em GSTAAD (2009 E 2012) e venceu em SANTIAGO (2010) – todos em saibro. Com a conquista de hoje, na ALEMANHA, BELLUCCI se torna o terceiro brasileiro a ser campeão de duplas nesta temporada. BRUNO SOARES faturou quatro títulos este ano, três com o austríaco ALEXANDER PEYA (EASTBOURNE, BARCELONA e SÃO PAULO) e um com o escocês COLIN FLEMING (AUCKLAND). Já MARCELO MELO foi campeão em BRISBANE, ao lado do espanhol TOMMY ROBREDO.

O músico DOMINGUINHOS, de 72 anos, deixou a UTI do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, ontem, após uma melhora da infecção respiratória e controle da arritmia cardíaca – problemas responsáveis pela entrada dele no hospital em 17 de dezembro do ano passado. Inicialmente, o artista foi internado no RECIFE e, no início de janeiro, foi transferido para SÃO PAULO. O quadro do paciente está estável, segundo o boletim médico. A última apresentação do sanfoneiro aconteceu no dia 13 de dezembro, em EXU, PERNAMBUCO, durante uma homenagem aos 100 anos do nascimento de LUIZ GONZAGA. Dias depois, ele apresentou uma infecção respiratória e teve, pelo menos, cinco paradas cardíacas.
Enquanto isso, a segunda mulher do artista, GUADALUPE MENDONÇA, e o filho do primeiro casamento, MAURO MORAES, travam uma batalha na Justiça pela administração dos bens dele. O filho do sanfoneiro é contra GUADALUPE ser a responsável pela administração dos bens, mas ela mostrou várias procurações que recebeu do artista lhe dando pleno direito sobre tudo.

Uma quadrilha de aproximadamente 30 jovens invadiu uma festa de música eletrônica com cerca de 500 pessoas em um sítio, no município de ITAPEVI, na GRANDE SÃO PAULO, e promoveu tumulto, brigas e arrastão. Apenas quatro vítimas compareceram à delegacia para dar queixa dos assaltos, mas o número pode passar de 20. Seis pessoas foram detidas pela Polícia Militar. Quatro foram reconhecidas, entre elas um menor, de 17 anos, e BRENDO MICHAEL MENDES DA SILVA, de 18, soldado do Exército. A festa foi organizada por redes sociais na Internet. Convocava os interessados a chegarem às 19 horas de sábado no Sítio TRÊS MARIAS, localizado na ESTRADA DO CARACOL, 410, VILA DO PEDÁGIO, em ITAPEVI. Segundo a polícia,.parte do bando entrou na festa e até teria pagado a entrada  de R$40. Depois, dentro do sítio, os criminosos começaram a escolher suas vítimas e a promover arrastão. Roubaram tênis, dezenas de celulares, carteiras, mochilas e bolsas. Os bandidos eram violentos e agrediam com chutes e socos as vítimas durante o roubo. Um autônomo, de 20 anos, foi cercado e jogado do segundo patamar da edificação do sítio. Ele sofreu fratura exposta no braço esquerdo. A PM foi chamada e chegou por volta das 23 horas. Com a ajuda de algumas vítimas, conseguiu prender MICHAEL JOSÉ DO NASCIMENTO MARINHO, de 19 anos, TEYLON RAPHAEL RODRIGUES DA SILVA, de 18, BRENDO e o menor. Outros dois não foram reconhecidos. Os maiores responderão por roubo, lesão grave, formação de quadrilha e corrupção de menor.

O PM RAFAEL MARCONDES DA SILVA, de 22 anos, foi preso em flagrante, no sábado, por homicídio, em CIDADE OCEAN, na PRAIA GRANDE, litoral sul. Ele é acusado de matar a tiros SALOMÃO DOS ANJOS JESUS, de 26 anos, amigo de um jovem com quem o PM discutia por causa de uma manobra de trânsito. SALOMÃO teria intercedido em favor do amigo. Descontrolado, o PM pegou a arma e atirou contra o rapaz. Depois, foi preso.   

Um grupo de cerca de cem manifestantes, que realizava um protesto em frente ao COPACABANA PALACE, em COPACABANA, zona sul do RIO, foi afastado do local por policiais militares do Batalhão de Choque, nesta madrugada. Apesar do protesto não ter apresentado sinais de vandalismo, os PMs chegaram atirando bombas de efeito moral e spray de pimenta. Poucos minutos antes, um manifestante foi atingido na testa por um cinzeiro que, segundo ele, teria sido jogado da sacada do hotel. Após o confronto, algumas pessoas voltaram para a entrada principal do prédio e permaneceram no local.
Desde o fim da noite de sábado, a glamorosa entrada do COPACABANA PALACE, que atrai turistas de todas as partes do BRASIL e do mundo, virou palco da continuidade do protesto contra o sistema de transportes do RIO. O ato foi iniciado mais cedo em frente à Igreja do CARMO, no centro, onde BEATRIZ PERISSÉ BARATA, neta do empresário JACOB BARATA, considerado o REI DOS ÔNIBUS DO RIO, se casou com FRANCISCO FEITOSA FILHO, herdeiro do ex-deputado federal cearense CHIQUINHO FEITOSA. No COPACABANA PALACE, os manifestantes continuaram gritando palavras de ordem e fazendo barulho com apitos e latas. Eles cercaram todas as entradas do hotel. Em vários momentos, o grupo trocou ofensas com os convidados da festa. Segundo manifestantes, pessoas chegaram a mostrar notas de R$20 e R$100 da janela do hotel. Quando alguém deixava a festa, o grupo continuava gritando frases como “Não vai sair” e “Não vai de táxi, pega um ‘busão’!” e barrava os carros que tentavam buscar os convidados. Alguns reagiram à ação e chegaram a entrar em conflito com os manifestantes.

Morreu nesta tarde a 11ª vítima do acidente de ônibus ocorrido na noite de sexta-feira em uma estrada próxima à cidade de GOVERNADOR VALADARES, em MINAS GERAIS. FRANCISCA NUNES DOS SANTOS, de 32 anos, estava internada em estado grave em um hospital da cidade. Os corpos das outras dez vítimas foram levados para a cidade-satélite de SOBRADINHO, no DISTRITO FEDERAL, onde um velório começaria às 20 horas de hoje. O ônibus transportava 42 fiéis da Igreja ASSEMBLÉIA DE DEUS e dois motoristas. Mais três feridos continuam internados.

A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou a morte de dois presos durante rebelião hoje na Penitenciária de ITIRAPINA. Segundo a SAP, 68 pessoas, entre homens, idosos, gestantes e crianças, eram mantidas reféns desde as 11 horas. A penitenciária tem capacidade para 210 presos, mas abriga 602. Policiais e a direção do local negociavam a liberação dos reféns. A mãe de um preso, que não quis ser identificada, disse que a rebelião começou quando uma visitante foi barrada na entrada.

A aposentada MARIA ELISMAR RODRIGUES JARDIM ZAMENGO, de 53 anos, morta por bala perdida no sábado, foi enterrada hoje em DIADEMA, no ABCD. Cinco policiais militares que perseguiram e trocaram tiros com dois suspeitos tiveram suas pistolas recolhidas. Eles suspeitaram de FELIPE LIMA IZIDORO, de 22 anos, e de WELLINGTON SILVA COSTA, de 25, que estavam em uma moto. Em suposto tiroteio, IZIDORO foi morto e WELLINGTON ferido.

Fãs do funkeiro DANIEL PELLEGRINE, o MC DALESTE, morto durante show em CAMPINAS, interior de SÃO PAULO, realizaram hoje protesto no vão livre do MASP, na AVENIDA PAULISTA. Eles vestiam camisetas com fotografia do artista e pediam paz para o funk. Eram dezenas de jovens, que não chegaram a atrapalhar o tráfego. A polícia ainda não sabe quem assassinou o jovem funkeiro, baleado durante show no dia 6 de julho.

As filhas do vereador WAGNER MOURA DOS SANTOS, de CUBATÃO, no litoral sul, foram libertadas por seqüestradores hoje, na altura do km 49 da RODOVIA ANCHIETA, pista sul. Elas, que têm 16 e 20 anos, estavam em cativeiro desde o dia 6 de junho. Depois de 38 dias de cárcere, ficaram fracas e foram levadas para um hospital.

Bandidos armados e com informações sobre moradores do Condomínio SPAZIO SANTA PAULA, invadiram o edifício de SÃO CAETANO DO SUL, na região do ABC, na noite do sábado e fizeram arrastão, roubando quatro apartamentos. O bando fugiu levando dois carros de moradores. Os ladrões levaram ainda as imagens das câmeras de segurança e dificultaram a investigação.

Um acidente de carro deixou quatro pessoas feridas na Avenida ARICANDUVA, na zona leste, durante esta madrugada. Um adolescente sem habilitação dirigia o veículo e colidiu com um micro-ônibus após ultrapassar o sinal vermelho. Os quatro ocupantes do automóvel foram socorridos nos hospitais SANTA MARCELINA, SAPOPEMBA e ERMELINO MATARAZZO. Uma menina que estava no banco da frente está internada em estado grave.

A multinacional alemã SIEMENS delatou às autoridades antitruste brasileiras a existência de um cartel em licitações para a compra de equipamentos ferroviários e para construção e manutenção de linhas de trens e Metrô em SÃO PAULO e no DISTRITO FEDERAL. A revelação foi feita na edição de hoje do jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Segundo o jornal, a empresa alemã, que já foi condenada em outros países por conduta contra a livre concorrência, fez parte do cartel, que também envolveria subsidiárias de multinacionais como a francesa ALSTOM, a canadense BOMBARDIER, a espanhola CAF e a japonesa MITSUI. Todas essas empresas, incluindo a SIEMENS, já demonstraram interesse no projeto do trem-bala, que pretende ligar o RIO a SÃO PAULO.       

O número de soldados britânicos que cometeram suicídio no AFEGANISTÃO em 2012 é maior do que o de mortos em combate, segundo a rede BBC. De acordo com a emissora britânica, 29 veteranos e 21 soldados ativos tiraram a própria vida no ano passado, enquanto 44 soldados foram mortos em igual período, dos quais 40 estavam nos campos de batalha.

Manifestantes tomaram as ruas de diversas cidades dos EUA para protestar contra a absolvição do ex-vigia GEORGE ZIMMERMAN, acusado de matar o jovem negro MARTIN TRAYVON. Os protestos começaram no sábado e continuaram hoje. Em 26 de fevereiro de 2012, ZIMMERMAN fazia ronda em seu bairro e atirou em MARTINS, de 17 anos, que estava desarmado e voltava para casa.

A promotoria do EGITO começou, hoje, a interrogar o presidente deposto do EGITO, MOHAMED MURSI, sob várias alegações, especialmente as circunstâncias de sua fuga da prisão em 2011, nos últimos dias do regime de HOSNI MUBARAK. Os promotores também querem saber se ele teria recebido ajuda dos grupos islâmicos HAMAS, que governa a FAIXA DE GAZA, e HEZBOLLAH, do LÍBANO. O novo procurador-geral analisa relatos de que MURSI teria espionado líderes da oposição, incitado a violência e causado danos à economia do país.
Enquanto isso, o governo de transição vai ganhando forma. Hoje, o líder da oposição e NOBEL DA PAZ, MOHAMED EL BARADEI tomou posse como vice-presidente interino, ficando encarregado de assuntos internacionais. O novo primeiro-ministro interino, HAZEM EL-BEBLAWI, também nomeou o ex-embaixador egípcio em WASHINGTON, NABIL FAHMI, como ministro das Relações Exteriores.        

Ontem, o ator CORY MONTEITH, 31 anos, o galã FINN do seriado “GLEE”, foi encontrado morto num hotel em VANCOUVER, no CANADÁ. A causa da morte não foi identificada. Amanhã, médicos legistas devem realizar a necropsia. O corpo do artista foi descoberto por volta do meio-dia, no horário local, pelos funcionários do hotel depois que ele perdeu o horário do check out. Em abril deste ano, o galã passou um tempo em uma clínica de reabilitação para tratar de uma dependência química, assumida por ele em 2011 a uma revista.

2 014     :    -    SEGUNDA-FEIRA
Mais uma data importantíssima para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Faremos a entrega do COLAR DA VITÓRIA alusivo aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 para 32 associados, após escolha realizada pelo Conselho do Colar. 
Vamos mais cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Tenho notícias de que já começaram a chegar à AOMESP alguns oficiais que irão participar do ALMOÇO DA VITÓRIA. Rumo para a Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. Ali encontro o CORONEL PM RICARDO JACOB, Vice-Presidente da Instituição. O senhor REYNALDO, dono do restaurante, reserva uma mesa de 20 lugares. Aos poucos vão chegando os convidados
O oficial de maior patente é o TENENTE-CORONEL PM ADERSON GUIMARÃES PEREIRA. Também comparecem o JEFFERSON BIAJONE, Presidente do 1º Núcleo de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (ITAPETININGA), acompanhado do CACCHIOLI. Eles já estiveram na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde foi entregue uma placa alusiva à participação do Batalhão 14 de Julho na Revolução Constitucionalista de 1932. Ainda nesta tarde eles irão levar uma outra placa, também referente a esse batalhão, ao MACKENZIE. O Chefe do Estado Maior do Exército Constitucionalista acompanha os dois.
No MMDC, recebemos o Doutor RUBENS APROBATTO, que não recebeu a Medalha MMDC em 23 de maio e a receberá nesta tarde. Também chega o Desembargador JOSÉ HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER FILHO, que está se associando ao MMDC.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO é o mestre de cerimônia. Nosso eterno Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, conduz o Pavilhão Nacional (o WILLIAM não chega a tempo para esse ritual). Com a Casa totalmente cheia, passamos a entregar o COLAR DA VITÓRIA, após condecorar com a Medalha MMDC o Doutor APROBATTO:.
Tenente Coronel PM  ADERSON GUIMARÃES PEREIRA
Major PM            JOÃO LUIS MINGHETTI COSTA
Major PM            FÁBIO AUGUSTO XIMENES ANDRÉ DE ARAGÃO
Major PM            OLIMPIO FERREIRA DE MAGALHÃES
Cap PM               MILTON DA SILVA ALVES
Cap PM               DOUGLAS JOÃO LA FEMINA JUNIOR
Cap PM                        ANDRÉ JULIO DA COSTA
Cap PM               ANDRÉ RICARDO HERINGER
Cap PM                        SNAY APARECIDO MOREIRA NANNI
Cap PM                        ADRIANO MARCOS RONDELLO
Cap PM                        RUBENS ALVES PEREIRA
Cap PM                        RELDER SANDRO DOS SANTOS FIALHO
Sr.                       JULIO RENATO CARNEVALLI DE PROENÇA
1º Tenente PM            ERICK TADEU DO PRADO
1º Tenente PM            GEORGE MARCEL DOS SANTOS SOSSAI
1º Tenente PM            JASON DE MORAES TEIXEIRA
1º Tenente PM            ANDRÉ MANOEL DA SILVA
1º Tenente PM            ROGÉRIO FERREIRA GOMES
Sr.                       NEYVALDO TORRENTE LOPES
Aluno Oficial PM         RODRIGO LOPES DA SILVA CORDEIRO
2º Sargento PM           DONIZETE ANTONIO MARIANO
3º Sargento PM           AGNALDO LANGANNIS
Sargento PM               VAGNER RODRIGUES DOS SANTOS
Sr.                       ROBERTO AUGUSTO DE PIRATININGA FERRARI
Cabo PM             OSVALDO ROBERTO SOARES JUNIOR
Soldado PM                 MURILO MOREIRA ALBERTON
Soldado PN                 LUIS ANTONIO DE BARROS JUNIOR
Soldado PM                 GUSTAVO DE OLIVEIRA PROCÓPIO
Soldado PM                 JONAVE ANTONIO UGRIN VIANNA
Soldado PM                 CLEVERSON FIDELIS
Já passam das 17 horas quando vamos encerrar essa solenidade. Ainda conversamos com os nossos convidados e MARINEI, gentilmente, leva-me, em seu carro, de retorno a GUARULHOS.
ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES coloca no FACEBOOK cerca de 66 imagens do evento da entrega do COLAR DA VITÓRIA. Vou salvar as mesmas e as coloco em minhas memórias. Isso me leva um bom tempo da noite.

O atacante ÉDER MACHADO, de 31 anos, morre em um acidente de trânsito na rodovia ERS-409, no RIO GRANDE DO SUL. Segundo a BRIGADA MILITAR, o atleta perdeu o controle do veículo, que bateu na mureta de uma ponte antes de capotar e pegar fogo. ÉDER jogava no SANTA CRUZ, de SANTA CRUZ DO SUL, e tinha dois filhos.

FELIPÃO já havia avisado depois da derrota para a HOLANDA, no sábado, que colocaria o cargo à disposição da CBF, conforme fora previamente acordado entre as partes. Mas a confirmação de que não terá o contrato renovado pela entidade acabou vazando antes de ele ser informado disso.
Mesmo ciente de que sua chance de permanecer era mínima, o gaúcho só teve a certeza de que continuaria no fim da noite de domingo, quando a TV GLOBO adiantou sua saída.
A CBF permaneceu calada até às 18:24 horas, quando publicou em seu site os agradecimentos do presidente JOSÉ MARIA MARIN ao treinador. “O técnico LUIZ FELPE SCOLARI, como havia antecipado na coletiva de sábado, e seus companheiros de comissão técnica entregaram seus cargos à diretoria da CBF. O pedido de demissão foi aceito pelo presidente MARIN, que fez questão de agradecer a todos os integrantes da comissão e aos jogadores e também, por extensão, aos torcedores brasileiros pelo resgate da autoestima e pela demonstração de amor à seleção brasileira durante toda a campanha da COPA DO MUNDO”, disse o comunicado oficial da Entidade.

A festa dos jogadores e da comissão técnica da ALEMANHA no RIO DE JANEIRO durou até a volta dos campeões do mundo para o seu país. Hoje, a delegação viajou durante a tarde para comemorar a conquista da COPA disputada no BRASIL em terras germânicas. A chegada deles no país está prevista para amanhã cedo, onde milhares de torcedores já são esperados para recepcionar os melhores do mundo.
Durante a madrugada, os alemães festejaram a vitória sobre a ARGENTINA, por 1 a 0, que garantiu o tetracampeonato.
Entre os integrantes da festa estava a cantora RIHANNA, que tirou fotos com a taça e também posou ao lado dos jogadores.
Antes, porém, de decolarem rumo à EUROPA, ainda deu tempo de agradecerem à recepção dos torcedores brasileiros.
“OBRIGADO, BRASIL”, disparou o atacante PODOLSKI, em bom português, antes de subir no ônibus que levou a delegação para a base aérea do Aeroporto do GALEÃO, no RIO.
E o carismático jogador, que postou várias fotos no decorrer da COPA com direito a legendas em português, ainda aproveitou para brincar antes do voo.
“Bem-vindo a bordo! Assim vamos para BERLIM” Até amanhã, fãs! Cumprimentos dos passageiros campeões! Seu POLDI”, postou o jogador, sentado na cadeira do piloto da aeronave e vestido com a camisa do FLAMENGO – o segundo uniforme da seleção alemã foi criado para homenagear o clube.

Cinco jovens morreram baleados em uma chacina na VILA SANTA TEREZINHA, em CARAPICUÍBA, na região metropolitana. O crime ocorreu às 21 horas de domingo. Outros três rapazes sobreviveram aos tiros – dois seguiam internados em estado grave até esta noite. Testemunhas disseram à polícia que o grupo estava conversando debaixo de uma árvore, em frente a um lan house, na RUA DA FÁBRICA, quando dois carros – um CELTA preto e um ASTRA prata – se aproximaram. Quatro bandidos, usando toucas ninja, desceram do CELTA e, armados, ordenaram que as vítimas se deitassem no chão e colocassem as mãos na cabeça. Na sequencia começaram a atirar.
GUILHERME COSTA CONCEIÇÃO, de 19 anos; BRENO MARGAROTTO, 18 e o adolescente THIAGO PASSOS, 17, morreram na hora. Os outros cinco foram levados para hospitais da região. Por volta das 23 horas de domingo, CARLOS AUGUSTO DA SILVA, de 34 anos, baleado no rosto, acabou não resistindo aos ferimentos. No início desta tarde, WELINGTON DA SILVA SOARES, 26 anos, morreu. Ele havia sido ferido na cabeça.
Um dos sobreviventes, de 27 anos, baleado no tórax, passou por cirurgia e seguia internado na UTI do HOSPITAL GERAL DE CARAPICUÍBA. Outra vítima, que levou um tiro na perna, foi atendida e já teve alta. O outro baleado estava internado no Hospital de BARUERI e permanecia em estado grave.

Uma van que transportava pacientes para hemodiálise capotou na Rodovia WASHINGTON LUÍS (SP-310), nesta madrugada, provocando a morte de sete pessoas e deixando outras sete feridas. O acidente aconteceu próximo ao pedágio que liga as cidades de ARARAQUARA e MATÃO, no interior paulista. O condutor perdeu o controle da direção do veículo, que subiu no guard rail, bateu em uma placa de sinalização e capotou.
O motorista JOÃO BATISTA DA CRUZ, de 47 anos, ficou preso nas ferragens e sofreu ferimentos leves. Ele disse que o volante da van travou e que perdeu o controle do veículo. “Estava ultrapassando um caminhão e, quanto tentei voltar para pegar a faixa do SEM PARAR do pedágio, o volante travou. Não vi mais nada”, contou.
As vítimas seguiam de TAQUARITINGA para ARARAQUARA. A van acidentada pertence à cidade de TAQUARITINGA. De  acordo com o secretário de governo do município, JOSÉ EDUARDO MENEZES, que esteve no local da capotagem acompanhando o trabalho das equipes de resgate, o veículo viaja diariamente e passa por manutenção constantemente. “Não sabemos ainda o que de fato aconteceu, por enquanto vamos esperar e deixar que a perícia determine as causas do acidente”, disse.
Roupas, calçados e pedaços do veículo ficaram espalhados no acostamento. A parte da frente da na ficou totalmente destruída.

A polícia do RIO decidiu indiciar por homicídio doloso o presidente do Instituto Nacional de Cardiologia e mais nove funcionários da unidade. Eles vão responder pela morte do fotógrafo LUIZ CLÁUDIO MARIGO, de 63 anos. No mês passado, LUIZ CLÁUDIO estava dentro de um ônibus quando começou a passar mal. Ele foi levado pelo motorista do veículo para a porta do hospital. LUIZ morreu de ataque cardíaco sem que qualquer médico do Instituto tenha aparecido para socorrê-lo.

Em 51 dias, 1.085 pessoas morreram e 11.842 ficaram feridas em 21.256 acidentes nas rodovias do país, segundo balanço divulgado hoje pela Polícia Rodoviária Federal. Dois acidentes envolveram estrangeiros. A OPERAÇÃO COPA DO MUNDO teve início no dia 23 de maio e terminou ontem. Um dos acidentes com estrangeiros ocorreu na Rodovia FERNÃO DIAS, quando um veículo, ocupado por três argentinos, saiu da pista. Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas.

Morreu hoje, aos 51 anos, a cantora e compositora VANGE LEONEL. Ela descobriu há 20 dias um câncer no ovário, com metástase no peritônio (membrana que envolve os órgãos da região abdominal). Ativista do movimento LGBT, VANGE era casada há 28 anos com a jornalista CILMARA BEDAQUE, com quem mantinha um blog sobre cerveja artesanal.