quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DIOGO MAINARDI PARA AÉCIO NEVES

DIOGO MAINARDI para AÉCIO NEVES

MAS É UMA VERDADE NUA E CRUA.
DIOGO MAINARDI para AÉCIO NEVES

Aécio, meu velho, vou votar em você. Não que eu queira, verdadeiramente. Mas sobrou você como a nossa, talvez, última barreira sanitária contra esse vírus ébola que é o petismo. Cada vez que vejo nas entrevistas o teu rosto sorridente, penso: como ele pode se mostrar tão feliz?

Você parece que está vivendo permanentemente dentro de um comercial de TV- enquanto nós ficamos de fora, nos sentindo tão inseguros, tão sem saída. Deve ser uma estratégia de campanha você contrastar tua figura "presidenciável" com o daquela senhora odiável e desprezível que parece sempre estar tão mentalmente desorganizada, tão alienada do mundo.

Mas ela tem a caneta na mão e assina papéis que compram Pasadena, que importa médicos fajutos, que prefere investir em Cuba, Venezuela ao invés de nosso tão desesperadamente carente Brasil. E que sorrateiramente sancionou esse maldito Decreto 8243 que vai criar os Sovietes, que significa a liquidação do nosso (ainda) regime democrático.

Vou votar em você Aécio. Pode ser que você esteja mineiramente quieto e se fingindo de morto enquanto vai costurando acordos políticos que, no fim, vão virar o veneno que fará o PT entrar em coma e morrer. Pode ser. Mas reconheça que muitos dos que votarão em você o farão principalmente para se opor ao PT.

Esquecendo, por um momento, dos votos dos "bolsas", somos nós que faremos a diferença. E nós queremos botar fé que você seja o cavaleiro de armadura reluzente, que com a sua espada Durindana vai estraçalhar as hostes inimigas. Nós queremos que você seja o nosso Campeão. Sei que não é novidade o que estou aqui dizendo, e que é inocente quem põe sua vida na mão dos outros, confiando inteiramente no Líder sob o qual faremos a guerra. Mas que outra possibilidade temos, além de você?

Aécio, fala! são tantos os temas que estão sendo discutidos por tantos, inclusive aqui no Face. Mas você não fala e nós ficamos conjecturando o que te faz tão convencional, tão discreto. Você é neto do Tancredo, que era cheio de manhas, espertezas, tão bom jogador de poker que foi. Talvez seja assim mesmo que se deve jogar numa eleição como esta, você deve saber - temos que confiar em teu critério. Mas estamos ressabiados.

Queremos colocar pólvora e bolas de aço em nossas espingardas, sair das trincheiras e correr contra o inimigo que nos amedronta, e Justiça nos empurra para a defensiva. Precisamos de tua voz e entusiasmo, Aécio. O tempo está correndo contra nós. Desculpe falar tanto em nós, nós. Seria mais apropriado dizer que, talvez, esta opinião seja só minha.


SE VOCÊ CONCORDA COM O TEXTO ACIMA, POR FAVOR, ENVIE-O AO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE CONTATOS, PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM, DE NOSSOS FILHOS E DE NOSSOS NETOS.

21 DE OUTUBRO DE 2014 - TERÇA-FEIRA

DIA    V I N T E   E   UM    DE    O U T U B R O    DE    2014    –    TERÇA-FEIRA.
77 anos, 9 meses e 24 dias de idade.
Início de minhas memórias - 9 de julho de 1950.
DIA 104º DO ANO 65º
56 anos e 137 dias na PMESP
55 anos e 249 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 844 dias – 476 260 horas.
51 anos e 42 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 221 dias no Posto de Coronel – 319 meses e 9 dias.
3 anos e 106 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
9 770 dias CORONEL - 22 anos e 312 dias na reserva.
10 327-248 712                         9 770-234 888                                10 094-242 448.

DIA DO MACKENZIE
DIA DO CONTATO PUBLICITÁRIO
DIA MUNDIAL CONTRA A OSTEOPOROSE

DIA DE SÃO GASPAR DEL BÚFALO. Jovem sacerdote, esteve durante cinco anos preso porque se recusou a prestar juramento de fidelidade a NAPOLEÃO BONAPARTE. Pregou em missões populares. Fundou o Instituto dos PADRES DO PRECIOSO SANGUE.

DIA DE SANTO HILÁRIO. Nasceu em TEBAT, perto de GAZA, na PALESTINA, no século IV. Seus pais o enviaram para ALEXANDRIA a fim de estudar filosofia e arte. Vendeu tudo o que tinha e levou vida austera, de penitência e de contemplação, de trabalho constante, procurando a harmonia anterior. Viveu no deserto por 20 anos. Morreu em 372.

DIA NACIONAL DO COMBATE A FOME NA SOMÁLIA


Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em novembro de 1949, a Assembléia Geral das Nações Unidas decretou a administração da SOMÁLIA por um período de dez anos. Onze anos mais tarde, no dia 1o. de julho de 1960,  a  independência  do  pais  foi aprovada, mas só depois da fusão entre a SOMÁLIA e o antigo protetorado britânico da ETIÓPIA. Em meados de outubro de 1969, o poder foi tomado por um general, liderando uma junta militar responsável por uma serie de reformas sociais e que também nacionalizou parte da infra-estrutura do país. Na década de 70, os confrontos entre o povo se iniciaram, confrontos estes em defesa de sua autodeterminação. Os conflitos entre a SOMÁLIA e a ETIÓPIA  continuaram até que em 1988 um acordo de paz foi assinado. No ano de 1995, enquanto os refugiados dirigiam-se a ETIÓPIA, um conflito entre clãs causou centenas de mortes. Em 1997, uma seca prolongada dizimou mais de cem mil pessoas no país.
494 a. expedição de MAGALHÃES descobre o estreito que inicialmente foi chamado de TODOS OS SANTOS e mais tarde de MAGALHÃES, no sul da PATAGONIA, em 21 de outubro de 1520. Como o Estreito era por demais tortuoso, estreito e perigoso, a tripulação se amotinou e voltou para a ESPANHA.
414 a. começa no JAPÃO a época dos TOKUGAWA, em 21 de outubro de 1600.
224 a. nasce o escritor francês ALPHONSE DE LAMARTINE em MÂCON, BORGONHA, em 21 de outubro de 1790 e falece em PARIS no dia 28 de fevereiro de 1869. Foi também estadista. Exerceu importantes cargos e participou ativamente da política do seu País. Considerado um dos mais importantes vultos do Romantismo. Escreveu inúmeras obras, entre as quais: NOVAS MEDITAÇÕES, A QUEDA DE UM ANJO, HISTÓRIA DOS GIRONDINOS, GRAZIELA e HISTÓRIA DA RESTAURAÇÃO. Seu nome completo era ALPHONSE MARIE LOUIS DE PRAT DE LAMARTINE.
209 a. BATALHA DE TRAFALGAR, em 21 de outubro de 1805. A armada franco-espanhola é derrotada pela frota do ALMIRANTE HORÁTIO NELSON, da INGLATERRA.
194 a. GENERAL SAN MARTÍN faz um decreto, estabelecendo a bandeira e o escudo do PERU, em 21 de outubro de 1820.
181 a. pasquim BRASILEIRO PARDO é fundado no RIO DE JANEIRO, em 21 de outubro de 1833, pela tipografia de DAVI DA FONSECA PINTO. Tinha como objetivo denunciar o preconceito de cor.
135 a. da invenção da lâmpada elétrica. Após 14 meses de experimentos – que incluíram a utilização até de um fio de barba como filamento – THOMAS EDISON inventou a lâmpada elétrica, feita com filamento de carvão, em 21 de outubro de 1879, em NOVA JERSEY. Com a descoberta do material ideal, a novidade permaneceu incandescente por aproximadamente 40 horas.
128 a. falece JOSÉ HERNÁNDEZ, poeta, escritor, jornalista e legislador argentino, autor de MARTÍN FIERRO, em 21 de outubro de 1886.
125 a. falece IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA, VISCONDE DE MAUÁ,  em 21 de outubro de 1889. Nasceu em 28 de dezembro de 1813. Empresário, banqueiro e político, MAUÁ foi um dos maiores impulsionadores da indústria brasileira durante o período do segundo reinado. Começou a trabalhar aos 11 anos, quando empregou-se como balconista de uma loja de tecidos. Aprendeu inglês na importadora RICARDO CARRUTHERS, onde também exerceu atividades e, aos 23 anos, já se tornara gerente. Assumiu sozinho a responsabilidade de construir os estaleiros da Companhia Ponta da Areia, ponto de partida da indústria naval brasileira, com numerosas seções como fundição de ferro, de bronze, mecânica, ferraria, serralheria, calderaria de ferro, construção naval, modeladores, aparelhos, velames e galvanismo. Em 1840, buscou na INGLATERRA recursos para que o BRASIL pudesse se industrializar e durante a viagem pode conhecer uma grande fundição de ferro e maquinismo, a BRISTOL. Trouxe a idéia ao BRASIL : construir estradas de ferro e alavancar o comércio. MAUÁ foi deputado pelo seu Estado (RS) em diversas legislaturas, mas renunciou ao mandato em 1873.
Abolicionista, se posicionou contrariamente à GUERRA DO PARAGUAI e passou a ser perseguido pelo IMPÉRIO. Suas indústrias viraram alvo de sabotagens e os negócios ficaram abalados pela sobretaxa às importações. Em 1875, MAUÁ pediu moratória de seus negócios e encerrou um longo caminho de empreendedor. Seus bancos foram à falência e o VISCONDE passou o final de seus dias tentando saldar as dívidas que levaram à pobreza aquele que mais lutou pela industrialização do País. Segundo o historiador HEITOR FERREIRA, o VISCONDE DE MAUÁ teve muitos problemas porque era um adversário social do regime, o IMPÉRIO. “Mas, como homem de negócios, ele personificou a aspiração capitalista, na época um ideal mais avançado.”
116 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR de 20 de outubro de 1898: Sabemos que o diretor de uma folha espanhola, que se publica nesta capital, enviou as suas testemunhas a um jornalista da mesma nacionalidade, que está dirigindo uma outra folha também espanhola por injúrias dirigidas por este último àquele colega. As testemunhas devem encontrar-se hoje, às 4 horas da tarde, para pedirem as satisfações exigidas pelo ofendido.
Devido a uma representação dirigida ao doutor HERCULANO DE CARVALHO, delegado de polícia, por diretores de colégios e chefes de família foram apreendidas ontem à noite diversas peças imorais que eram ouvidas no fonógrafo que funciona no TEATRO APOLLO.
Sabemos que o doutor CAMPOS SALLES está trabalhando na confecção do MANIFESTO INAUGURAL, título que terá o documento que sua excelência dirigirá à nação a 15 de novembro próximo.
A “FEDERAÇÃO”, de PORTO ALEGRE, órgão do Governo do Estado, declarou ontem que publicará o telegrama que o doutor PRUDENTE DE MORAES dirigiu ao doutor BORGES DE MEDEIROS, governador do Estado, reprovando a atitude do GENERAL SILVA TELLES.
O Supremo Tribunal Militar dá amanhã o julgamento final do processo do conselho de guerra a que respondem os oficiais implicados no atentado de 15 de novembro (de 1897, que pretendia eliminar o presidente da República, PRUDENTE DE MORAIS).  
111 a. ESTADOS UNIDOS vencem a disputa de fronteira entre o ALASCA e o CANADÁ, em 21 de outubro de 1903.
110 a. das seguintes publicações nos jornais de 21 de outubro de 1904: “O DAILY TELEGRAPH, em despacho de CHEFU, informava que a grossa artilharia japonesa continuava bombardeando PORT-ARTHUR, e que os russos tinham 400 bocas de fogo escalonadas entre as montanhas de LOBO e TAKUSHAN”. “Das bases para a fusão das companhias MOGIANA e PAULISTA, que foram no dia 19 de outubro de 1904 assinadas pelos representantes do governo e das empresas ferroviárias, constava o seguinte: A fusão seria feita com autorização dos governos federal e do Estado e dos portadores dos debentures da RIO CLARO. A nova empresa assumiria a responsabilidade das duas companhias a partir de 1º de janeiro de 1905”. “Informada a polícia de que no prédio onde funcionava o CLUB DOS DIÁRIOS, à travessa do Comércio, o senhor DOMINGOS BARLETA havia estabelecido uma casa onde funcionava o jogo de bicho, foi no dia 20 de outubro de 1904 dada uma busca no prédio, à 1 hora e meia da tarde, pelo primeiro-delegado OSCAR MOREIRA”.         
109 a. uma greve geral começa na RÚSSIA, em 21 de outubro de 1905 e dura onze dias. O motivo era a crise econômica, que afetava o país desde a derrota na guerra russo-japonesa.
104 a. notícias de jornais de 21 de outubro de 1910 dão conta que GUILHERME MARCONI se manifestou satisfeito com a sua viagem à AMÉRICA DO SUL confiando no resultado de sua iniciativa para a criação de uma comunicação radiotelegráfica direta entre a ITÁLIA e aquele continente.
103 a. (BLUMENAU) Chuvas torrenciais que caíram por alguns dias fizeram transbordar o Rio ITAJAHY e subir as águas à altura da inundação de 1880, sendo desta vez o prejuízo muito mais alto do que naquele ano, pois há 30 anos a cidade ainda era uma aldeia. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 21 de outubro de 1911).
101 a. nasce a pintora TOMIE OHTAKE em 21 de outubro de 1913.
a.    do Sr. RAMON FRANCO VAZQUEZ FRANCARI.
  97 a. nasce DIZZY GILLESPIE, trompetista norte-americano, criador do jazz moderno, em 21 de outubro de 1917.
  95 a. falece DANIEL BAYONA POSADA, escritor colombiano, em 21 de outubro de 1919.
  94 a. nasce CÉLIA CRUZ, cantora norte-americana de origem cubana, em 21 de outubro de 1920.
  93 a. fundação do RÁDIO CLUBE ARGENTINO, em 21 de outubro de 1921.
  89 a. nasce o Sr. ANTÔNIO, pai da doutora MARIA DO ROSÁRIO, no dia 21 de outubro de 1925.
  89 a. nasce o escritor MARCOS REY, no dia 21 de outubro de 1925.
  84 a. incendiado o CLUBE REPUBLICANO PAULISTA em 21 de outubro de 1930.
  80 a. falece ANTÔNIO CÂNDIDO RODRIGUES, em 21 de outubro de 1934.  Nasceu em 19 de julho de 1850. Foi Vice–Presidente do Estado de SÃO PAULO no período de 1916/20. General Honorário do Exército Brasileiro.  
  80 a. nasce a cantora DÓRIS MONTEIRO em 21 de outubro de 1934. Fez história na música brasileira desde a época do samba-canção e entrou pela bossa nova, que prenunciara sem querer. Ela conta que foi a um teste no programa PAPEL CARBONO, da RENATO MURCE, na RÁDIO NACIONAL, porque uma vizinha a ouviu cantando CAMINHEMOS, de HERIVELTO MARTINS, então sucesso na voz da mulher dele, DALVA DE OLIVEIRA. A vizinha escutou e previu seu sucesso como cantora, mas ela tinha doze anos e a mãe disse que a sua pequena ADELINA (seu nome é ADELINA DÓRIS MONTEIRO) não entraria para aquele antro de perdição que era o ambiente do rádio. Não adiantou. “Como tenho voz pequena, cantei uma música francesa, pois não dava para imitar as cantoras DALVA DE OLIVEIRA, LINDA BATISTA, que tinham vozeirão”, lembra ela. Aí já tinha dezesseis anos e não parou mais. “Minha mãe ia sempre junto e o Juizado de Menores ficava atento. Fiz vários programas e lembro que num deles, PESCANDO ESTRELAS, a DOLORES DURAN estava e gostou de mim. O ALDO VIANA, pai do GALVÃO BUENO, também me ouviu e me convidou para gravar na TODAMÉRICA. A música era SE VOCÊ SE IMPORTASSE, de PETER PAN, e logo agradou”. O resto é história. Bonita, foi parar no cinema levada por ALEX VIANY. “Cheguei para o teste e logo estava escalada para AGULHA NO PALHEIRO”, conta DÓRIS. Seu primeiro “hit”, DÓ RÉ MI, aconteceu por insistência de ABELARDO BARBOSA, o CHACRINHA. BILLY BLANCO, de quem ela gravou A BANCA DO DISTINTO também quis gravar com ela. Quando a bossa nova começou, com JOÃO GILBERTO cantando sem impostar a voz, melhorou para ela. Daí foram vários sucessos, somando mais de trinta discos. Muitos shows pelo BRASIL afora e até no JAPÃO, onde DÓRIS tem público cativo e os turistas que vêm do outro lado do mundo sempre procuram saber onde ela está cantando.   
  70 a. do lançamento dos kamikaze, na 2a. Guerra Mundial, pelo JAPÃO, em 21 de outubro de 1944. As tropas aliadas entram na ALEMANHA, na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
  70 a. trabalhadores e estudantes se organizam para protestar na GUATEMALA, em 21 de outubro de 1944. O movimento iniciou a derrubada da ditadura no país.
  67 a. do CSM/S SUBS, fundada em 21 de outubro de 1947.
  67 a. no início da GUERRA FRIA, o BRASIL rompe relações diplomáticas com a UNIÃO SOVIÉTICA, ficando ao lado dos ESTADOS UNIDOS, em 21 de outubro de 1947.
  67 a. foi inaugurada a primeira linha regular de ônibus para o VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL, em 21 de outubro de 1947.
  59 a. PARQUE NACIONAL DE AÏGUES TORTES e o lago de SANT MAURICI são criados em 21 de outubro de 1955.
  55 a. do SOLOMON R. GUGGENHEIM MUSEUM, fundado em 21 de outubro de 1959, instituição “plantada” na esquina da QUINTA AVENIDA com RUA 89, em NOVA YORK.
  52 a. inauguração do CONCÍLIO ECUMÊNICO, em ROMA, no dia 21 de outubro de 1962.
  51 a. líder negro NELSON MANDELA começa a ser julgado na ÁFRICA DO SUL, em 21 de outubro de 1963. Ele havia sido preso durante um protesto contra o apartheid, o regime de segregação racial.
  51 a. das anotações feitas em 21 de outubro de 1963 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 104º - 5 anos e 139 dias na FORÇA PÚBLICA – 45º dias como ASPIRANTE A OFICIAL – 32º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje inicio o segundo mês de atividades no BATALHÃO DE GUARDAS. É um início um tanto pessimista por causa dos erros dos oficiais do batalhão, que vão de encontro a certos pensamentos que tenho. Estou hoje apenas com o colega ASPIRANTE ANTONIO CARLOS MENDES, pois GIRALDI, BORINI SOARES e AMÉRICO encontram-se no IBIRAPUERA por causa da apuração das eleições. O MENDES entrará de serviço amanhã e, nessas condições, fico sozinho no BG. Minhas atividades de hoje são todas relacionadas com o Conselho de Disciplina do SOLDADO JOVINO LOPES DA SILVA, sendo que hoje abro vistas dos autos ao defensor do acusado, TENENTE FLÁVIO VAZ.
O 1º TENENTE PLINIO VAZ encarrega-me de fazer uma Sindicância Reservada em POÁ, sobre o nascimento de um filho do SOLDADO ARLINDO, da 3ª Companhia. Essa segunda-feira não foi muito boa. Mesmo assim transcorreu rapidamente.
Ao vir para casa, passo pelo CFA, onde converso com alguns alunos oficiais, Professor LUÍS GONZAGA e outros militares conhecidos.
Almoço depois das 14 horas. Descanso durante boa parte da tarde. Lá fora é uma tremenda ventania com chuva mais ou menos forte.
Leio durante essa data. O TENENTE MOACIR, atualmente no QUARTEL GENERAL, esteve hoje no BG e deu-me alguns livros e revistas. Ao lado dessas leituras temos os programas de televisão. O REPÓRTER ESSO apresentou cenas do policiamento no IBIRAPUERA, e mostrou os alunos oficiais fazendo porte de arma, coisa que já fiz em outras eleições, também como aluno oficial. O ASPIRANTE PAZELLI, do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”, também foi focalizado nessa reportagem.
No canal 4 assisto um programa muito bom, que recebe o título de “SHOW DE MULHER”. KARIN RODRIGUES é a apresentadora. O canal 7 apresenta “CIDADE NUA”, um vigoroso policial com a história de um detetive inescrupuloso.
A chuva cai forte lá fora. Parece que a seca prolongada desse ano está terminando.
O canal 4 apresenta uma peça muito boa, intitulada “REBECA”. Somente depois de seu término é que vou deitar.     
  50 a. do relato do dia 21 de outubro de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 104º - 6 anos e 139 dias na FORÇA PÚBLICA - 151 dias como 2º TENENTE - 398 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tenho-me cansado ultimamente com as manobras que venho fazendo. Diariamente levanto às 5 horas. Vou chegar no quartel às 6:30 horas. Trabalho até 13:30 horas. Em seguida temos as aulas para os soldados (das 14 às 15:30 horas) e para o civil SEVERINO DE FREITAS (das 15:30 às 17 horas). Um pequeno descanso e eis-me novamente lecionando para os Subtenentes NERCÍLIO, MOURA e OSCAR e os 1ºs SARGENTOS GUMERCINDO e ALCYR. Segundo meus prognósticos, essas aulas irão quase o fim deste ano; os subtenentes e sargentos farão os exames para ingresso no Q.O.A.A. na segunda quinzena de outubro.
Nesta quarta-feira as coisas correram exatamente como expus acima.
COMANDANTE NÓBREGA continua firme no Comando do BG, muito embora se aguarde para logo a sua transferência para a reserva. Não se sabe quem comandará o batalhão após a saída do TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA. No entanto uma coisa é certa. O MAJOR ALOÍSIO BORGES, atualmente fazendo o CAO no Centro de Formação e Aperfeiçoamento, daqui há dois meses estará de volta.
No Batalhão, propala-se a saída do 1º TENENTE OSWALDO DE SORDI, atualmente em gozo de três meses de licença-prêmio. Parece-me que o Serviço de Comunicações o quer.   
  45. a. da eleição de WILLY BRANDT como chanceler da REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, em 21 de outubro de 1969, tornando-se o primeiro dirigente da social-democrata a chegar ao poder depois de quase 40 anos, graças a uma grande coalizão da qual faziam parte, além dos socialistas, os democratas-cristãos e o pequeno partido liberal. Durante quatro anos, o ex-prefeito de BERLIM, transformado numa figura mundial quando do bloqueio que a URSS impôs à antiga capital alemã, levou a cabo uma extraordinária política de abertura aos países do Leste – a OSTPOLITK – incluindo a REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ, com a qual firmou um tratado de cooperação, fazendo o mesmo com a URSS.
  43 a. esqueletos humanos e utensílios indígenas, com cerca de 1500 a 2000 anos, foram descobertos na cidade de ITAJAÍ, em SANTA CATARINA, em 21 de outubro de 1971.
  39 a. da advogada JANAÍNA EXPÓSITO PINTO. Trabalha no escritório do advogado CARLOS ALBERTO M. ROMAGNOLI, em GUARULHOS, PRAÇA GETÚLIO VARGAS. É membro da COMISSÃO DO RESGATE DA MEMÓRIA DA OAB. Ajudou muito a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em 2007, com a criação do núcleo da Sociedade, em GUARULHOS, ela assumiu a presidência do núcleo, com o ROMAGNOLI na vice-presidência. JANAÍNA nasceu no dia 21 de outubro de 1975.
  38 a. nasce CARLA REGINA FREITAS CABRAL em LIMEIRA, no interior de SÃO PAULO, no dia 21 de outubro de 1976. O seu primeiro trabalho na televisão foi na novela “TOCAIA GRANDE”, exibida pela MANCHETE, em 1995, onde fez o papel de DIVA. Em 2006, em “CIDADÃO BRASILEIRO”, ela interpreta a CAROLINA.
  35 a. das anotações feitas em 21 de outubro de 1979: passo um domingo muito tranqüilo. Dedico-me à leitura de “LONDSDALE, O ESPIÃO RUSSO”. Não saímos de casa. Na tarde assisto CORINTHIANS 2 x SÃO PAULO 1; com LUCINDA vamos assistir na TV: LARAMIE, CHIPS e o filme “OS CAÇADORES DE CABEÇA”.
  34 a. do afogamento do meu ex-motorista PM ARLINDO DO NASCIMENTO, no dia 21 de outubro de 1980.
  32 a. GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ, escritor colombiano, obtém o Prêmio NOBEL DE LITERATURA, em 21 de outubro de 1982.
  30 a. falece o cineasta francês, FRANÇOIS TRUFFAUT, em 21 de outubro de 1984.
  30 a. piloto austríaco NIKI LAUDA se consagra campeão mundial de FÓRMULA I, em 21 de outubro de 1984.
  30 a. e 5 meses em que estamos morando na casa da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, 435, em GUARULHOS.
  27 a. da EXTINÇÃO DO INCRA, em 21 de outubro de 1987.
  27 a. da Viagem de Estudos, em 21 de outubro de 1987. Pela manhã saio com os TENENTES-CORONÉIS PM NEY e LORENCINI e vamos dar uma caminhada pela PRAIA DA BOA VIAGEM. Encontramos na praia os nossos companheiros: KLÉBER, JOSÉ DE ALMEIDA e TADAO. Acabamos tomando chops no Restaurante BELISCÃO, perto do local onde estamos hospedados. Às 11:20 horas retornamos ao hotel Agora iremos nos aprontar para o almoço no 1º BPMM, em OLINDA. Por volta das 13 horas estamos chegando  ao BATALHÃO DUARTE COELHO, em OLINDA, comandado pelo TENENTE-CORONEL PM ISAAC. Esse oficial faz uma programação digna de elogios. Oficial meticuloso e estudioso explana sucintamente o seu trabalho nesta Unidade. O almoço, muito bom, foi nessa Unidade. Depois da refeição, falam o TENENTE-CORONEL PM NIKOLUK e o Cmt do BATALHÃO DUARTE COELHO. Depois fomos conhecer o sítio histórico de OLINDA: Convento de SÃO FRANCISCO, Igreja da SÉ, Museu de Arte Sacra, Igreja NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, Igreja da MISERICÓRDIA. Passamos também pela Feira de Artesanatos. De todo lado são crianças pedindo dinheiro para contar a história de OLINDA.  Na noite daquela data, 21 de outubro de 1987, visitamos o CLUBE DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO. Preside o jantar o Secretário Chefe da CASA MILITAR, CORONEL PM ERONIDES ALVES DE MENEZES. Estão presentes o Chefe EM/PMPE – CORONEL PM JOSÉ ROMERO RODRIGUES LEITE; o Chefe da 5ª EM/PMPE MANOEL JOSE DA COSTA PIMENTEL NETO; e o Comandante da Academia Militar do Pau-D´Alho, CORONEL PM RADJALMA RODRIGUES LEITE.
O CORONEL PM CARLOS FUGA faz inflamado discurso de despedida, chegando até a chorar. Depois fala o TENENTE-CORONEL PM NIKOLUK, por sinal muito bem. Meu estado de saúde é lastimável. Estranhei muito a comida. Retornamos ao hotel por volta das 2 horas da madrugada.   Acontece um fato desagradável neste terceiro dia de visita a esse Estado. O furto da máquina fotográfica YASHIKA do TENENTE-CORONEL PM NEY, de dentro do quarto onde estamos. O hotel toma as providências, mas parece que nada será resolvido.
  26 a. um júri federal de NOVA YORK acusa o ditador FERDINANDO MARCOS, das FILIPINAS, e sua esposa IMELDA, por corrupção, em 21 de outubro de 1988.
  25 a. um BOEING 727-200, da empresa hondurenha TAN-SASHA, cai em uma zona montanhosa ao sul de TEGUCIGALPA, morrendo 132 das 146 pessoas que viajavam na aeronave, em 21 de outubro de 1989.
  24 a. do assassinato de DANY CHAMOUN, no LÍBANO, em 21 de outubro de 1990.
  24 a. falece o empresário alemão, pai da rainha SÍLVIA, da SUÉCIA, WÁLTER SOMMERLATH, em 21 de outubro de 1990.
  23 a. falece o empresário SAUL BRANDALISE, fundador do GRUPO PERDIGÃO, em 21 de outubro de 1991.
  23 a. do retorno do PAPA JOÃO PAULO II a ROMA, após 10 dias de visita  ao BRASIL, em 21 de outubro de 1991.
  23 a. da leitura do BEST SELLER - L'EMPIRE DE SENS – no dia 21 de outubro de 1991.
  22 a. falece o ex-promotor norte americano JIM GARRISON, em 21 de outubro de 1992. Nesta data também morreu a atriz norte-americana  SHIRLEY   BOOTH.
  21 a. transferência para a reserva, em 21 de outubro de 1993: Cel. PM EDUARDO CORREA CAVALCANTI. Nasceu em 6 de fevereiro de 1947. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 22 de março de 1963. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1966. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1967; 1º Tenente – 23 de março de 1970; Capitão – 15 de dezembro de 1975; Major – 25 de agosto de 1983. Não tenho as datas de suas promoções a Tenente-Coronel e Coronel.
  20 a. falece o ator BURT LANCASTER, no dia 21 de outubro de 1994, uma quinta-feira, aos 80 anos, vítima de um ataque cardíaco. Entre seus filmes: ASSASSINOS, A FILHA DA PECADORA, BRUTALIDADE, ESTRANHA FASCINAÇÃO, A VIDA POR UM FIO, AMEI UM ASSASSINO, RESGATE DE UMA CONSCIÊNCIA, O GAVIÃO E A FLEXA, O PIRATA SANGRENTO, O DISCÍPULO DO DIABO, OESTE EM OUSADIA, VELHO GRINGO,  O ÚLTIMO BRAVO, O PASSADO NÃO PERDOA, A CRUZ DE MINHA VIDA, A ROSA TATUADA, LÁGRIMAS DO CÉU, A UM PASSO DA ETERNIDADE (em 1954, que lhe deu prêmio de melhor do ano pelos críticos de NOVA YORK e uma indicação para o OSCAR, junto com seu colega de elenco MONTGOMERY CLIFT. Os dois, aliás, voltariam a estar juntos em outro filme, JURAMENTO EM NUREMBERG, 1964). Outra de suas interpretações antológicas na década de 1950 aconteceu no esplêndido A EMBRIAGUÊS DO SUCESSO, 1957, no qual criava a imagem de um colunista de jornal absolutamente adjetivo e poderoso. O OSCAR ele ganharia em 1960 pela poderosa caracterização do pastor corrupto em ENTRE DEUS E O PECADO. Seria indicado para o prêmio também por O HOMEM DE ALCATRAZ, no qual foi o melhor ator no Festival de VENEZA, e em ATLANTIC CITY, em 1981, pelo qual voltou a ser considerado o melhor do ano pelos críticos de NOVA YORK. Além de produzir muitos filmes, LANCASTER dirigiu dois: HOMEM ATÉ O FIM, em 1955 e O HOMEM DA MEIA-NOITE, em 1974. Interpretou o PRÍNCIPE DE SALINA na adaptação de O LEOPARDO, romance antológico de TOMASI DI LAMPEDOSA. Dez anos depois seria LUCHINO VISCONTI a chamar o ator para VIOLÊNCIA E PAIXÃO.       
  20 a. da formatura da primeira turma do PROERD (PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS), em 21 de outubro de 1994. A entrega dos certificados por conclusão do curso aconteceu no Colégio Militar. O CORONEL PM ÉDISON VANDER ACUIO SIMEIRA, como DIRETOR DE ENSINO, presidiu a solenidade. Participaram: CORONEL PM JOSÉ AMÉRICO FIGUEIREDO FILHO, então Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco; MAJOR PM MARCO ANTÔNIO GERALDINI; CORONEL PM Res LUIZ CARLOS DOS SANTOS (ex-Cmt APMBB); jornalista PERCIVAL DE SOUZA; CORONEL PM Res MÁRIO FONSECA VENTURA e autoridades ligadas ao Programa.
  19 a. falece o empresário MAMEDE PAES MENDONÇA, em 21 de outubro de 1995. 
  17 a. das anotações feitas em 21 de outubro de 1997: uma manhã de muita chuva nesta terça-feira. Uso o SANTANA em meu deslocamento para SÃO PAULO. Ao passar pelas imediações da Câmara Municipal percebo uma grande movimentação de policiais militares, principalmente do trânsito. Estão tomando as medidas de segurança para o desenrolar de uma sessão dos vereadores onde será colocada em votação a aceitação ou não do comércio ilegal dos perueiros. Prevê-se manifestações pesadas no período da tarde. Antes, passei no Clube dos Oficiais. Ali conversei com o CORONEL PM Ref JUVENAL LOPES DA SILVA, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, CORONEL PM Res KLÉBER DANÚBIO ALENCAR. Este último apresenta-me uma procuração de um advogado para verificar contas atrasadas por questões judiciais. Assino-a vendo nomes de outros coronéis: PAULO GALANTE, ÁLFIO e outros.
SÃO PAULO também está tumultuado por causa da paralisação de ônibus nos terminais. É um sinal de protesto contra os perueiros. No centro, quem faz agitação são os camelôs, impedidos de montar suas barracas na Praça da Sé. No MMDC, o Senhor LACERDA comparece e nos diz que o CORONEL CANAVÓ encontra-se em BRASILIA. Continua sua peregrinação contra FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Visita-nos o conselheiro FELIPE rapaz embuído de bons propósitos para com a sociedade. O conselheiro ajudante de ordens do Comandante Geral telefona-me para saber de detalhes sobre a Missa de Finados. O Senhor MARCONDES também faz um contato telefônico conosco. Ele tenta arrumar um sacerdote para rezar a missa de 2 de novembro, através do PADRE VIOTTI, do Colégio SÃO LUIZ.
O CABO PM RICARDO liga-me do Monumento Mausoléu, Uma firma quer fazer uma doação de cinco mil reais para o MMDC. Em troca, quer usar o OBELISCO para uma propaganda. Ficamos de estudar essa situação
SUPERCOPA DA LIBERTADORES DA AMÉRICA: VASCO 3 x RACING 2; FLAMENGO 3 x OLIMPIA 3. O DIÁRIO OFICIAL de hoje publicou transferências de coronéis: CORONEL PM JOSÉ AMÉRICO FIGUEIREDO SILVA, do Estado-Maior Especial para a Assessoria Técnico Policial;
CORONEL PM FERNANDO ERNESTO BALESTRERO FLÓRIO, do EM/E, para o CPAM6, a contar de 13 de outubro de 1997; CORONEL PM MIGUEL PEIXOTO FRISENE, do EM/E para o CPA/M-7, a contar de 13 de outubro de 1997; CORONEL PM LUIS LUCAS, do EM/E para o CPA/I-6; CORONEL PM JOSÉ CARLOS DA SILVA, do EM/E para o CCB; CORONEL PM ÉLIO PRONI, do EM/E para o CPChq.  
  16 a. da queda de um avião BRASÍLIA no bairro de SERRINHA, em FORTALEZA, nas proximidades do campus da Universidade Estadual do CEARÁ, no dia 21 de outubro de 1998. Quando o avião se preparava para pousar, caiu em cima do centro comunitário da Paróquia NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, bem como numa residência, provocando a morte da dona de casa MARIA HELENA GABRIEL DA COSTA. Morreram outras duas pessoas e três outras ficaram feridas.
  16 a. do desabamento de um palanque de três metros de altura, em que o governador licenciado MÁRIO COVAS, candidato à reeleição, fazia o último grande comício de sua campanha. Foi no centro de OSASCO. Não há pessoas feridas gravemente. Foi em 21 de outubro de 1998.
  16 a. SANTOS conquista seu primeiro título internacional após 29 anos, A TAÇA CONMEBOL, em 21 de outubro de 1998. Empata por 0 a 0 com o ROSÁRIO CENTRAL. O jogo foi disputado no Estádio EL GIGANTE DE ARROYTO, em ROSÁRIO, na ARGENTINA. Na primeira partida, na VILA BELMIRO, o SANTOS vencera por 1 a 0. Outras anotações desta quarta-feira: vamos ter um dia agradável, de 22 graus pela manhã. No MMDS, quando chego depois das 11 horas, OREZ e ELADIO contam como foi a aula desta manhã na BARRA FUNDA. Continuamos hoje a divulgar a missa de FINADOS no Monumento Mausoléu. Ainda não sabemos quem irá rezar essa missa. Recebem o convite: doutor MENDONÇA PENTEADO, CLUBE PIRATININGA, Comandante da Guarda Metropolitana, APOMI, Associação dos Cabos e Soldados, Associação dos Deficientes Físicos da PMESP, Clube dos Oficiais. Em casa, assisto o final de PARANÁ 0 x CORINTHIANS 0. À noite, no PARQUE ANTÁRTICA, o PALMEIRAS  perde para o CORITIBA pela contagem de 2 a 1. No MORUMBI, o SÃO PAULO apanha também do GRÊMIO por 2 a 1. Em CAMPINAS, a PORTUGUESA empata por 1 a 1 com o GUARANI. Completam a rodada: BRAGANTINO 0 x CRUZEIRO 4; BOTAFOGO 1 x PONTE PRETA 0; ATLÉTICO PARANAENSE 1 x VASCO 2; ATLÉTICO MINEIRO 2 x GOIÁS 1; INTERNACIONAL 1 x SPORT RECIFE 2.    
  15 a. das seguintes anotações, no dia 21 de outubro de 1999: “Converso, via fone, com o Cel VASCONCELLOS, comandante da Academia Militar do Barro Branco, sobre a reforma no Monumento-Mausoléu. Diz ele que ontem (dia20) jantou com várias pessoas em PINHEIROS e, entre elas, estava o MASSARANI, secretário da Recuperação de Obras do ESTADO. O MASSARANI lhe afiançou que logo serão iniciadas as obras no OBELISCO. O VASCONCELLOS mandará uma representação de cadetes para o FINADOS – missa no Monumento-Mausoléu, às 10 horas. O tenente BARRETO, da 5ª EM/PM, diz que tudo está pronto para essa missa. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC , nesta 5ª feira, dia 21 de outubro de 1999, comparecem o Cel EB Ref ATILIANO e o Cel Res PM MENDES. Mandamos convites para várias pessoas sobre FINADOS. Entre elas: ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA, Cel EB EMÍLIO WÁGNER JORGE KOURROUSKI, atual Comandante da Guarda Civil Metropolitana”.
  15 a. do assassinato do empresário JOÃO CARLOS GANME, de 39 anos, filho de um dos sócios do Hospital NOVE DE JULHO, no dia 21 de outubro de 1999. Depois de ter os pés imobilizados, ele foi morto com 35 facadas na parte de trás do corpo e abandonado de bruços no chão da sala 13 da galeria comercial da rua Augusta, 1.198. A hipótese mais provável do crime é a vingança.
  15 a. da condenação do PM ADILSON SARAIVA DA HORA, a 72 anos de prisão, por ter participado da chacina de VIGÁRIO GERAL. A condenação foi anunciada em 21 de outubro de 1999. Outras notícias nesta quinta-feira:
Na esquina da Rua RUY BARBOSA com a Rua PEDROSO, na LIBERDADE, foi assassinado o estudante NELSON MAGALHÃES DE SOUZA CARVALHO, de 16 anos, ontem à noite. Sua morte foi causada pela rivalidade entre corintianos e palmeirenses. O estudante L.S., de 17 anos, assassinou NELSON a tiros.
O CORINTHIANS perdeu para o SAN LORENZO, por 2 a 1, na COPA MERCOSUL. MARCELINHO CARIOCA foi expulso aos 41 minutos do primeiro tempo quando o TIMÃO vencia por 1 a 0.
No RIO, foi condenado a 72 anos de prisão o PM ADILSON SARAIVA DA HORA, por ter participado da CHACINA DE VIGÁRIO GERAL.

ACONTECEU EM 21 DE OUTUBRO DE 2000 :-    SEXTA-FEIRA
77a. CHACINA DO ANO aconteceu em GUARULHOS. Três homens foram executados na Rua CARAZINHO, próximo ao cemitério JARDIM DAS PRIMAVERAS, no TABOÃO.

Uma luta entre MIKE TYSON e o polonês ANDREW GOLOTA não terminou. Alegando estar sendo prejudicado pelo juiz, GOLOTA abandonou a luta antes do inicio do terceiro round.

ACONTECEU EM 21 DE OUTUBRO DE 2001 : -    DOMINGO
Na minha caminhada para embarcar num ônibus na Avenida TIRADENTES, observo a decadência do prédio na esquina da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA e LUIZ SARRACENI. Nesta rua, os famosos sobrados geminados ainda estão com placas de VENDA, isso há anos. Depois da Clínica Veterinária observo a construção de um prédio de dois andares que brevemente receberá a cobertura. Já na Rua SANTANA DO JACARÉ, também um outro prédio que estava sendo reformado tem sua estrutura de madeira para ser montado o telhado.
A viagem para POÁ começa com um ônibus da TRANSGUARULHENSE que me leva até o TIETÊ. Faço a viagem lendo as revistas ISTO É e ÉPOCA com extensas reportagens sobre o TERROR.
Em POÁ, cumprimento o meu neto FELIPE que ontem completou 13 anos de idade. Recebeu dos pais um violão como presente. Está aprendendo a tocar e hoje já ensaiou um ‘PARABÉNS A VOCÊ” e a música tema do filme do BATMAN. Converso com meu genro ADALVO e com minha filha MARIZETE. Minha mãe diz que a SUZANA, minha sobrinha, já deixou a clínica de repouso de SANTO AMARO, onde ficou internada durante oito dias. Parece que ela se recuperou da crise de depressão.
Dona ALICE apronta uma bacalhoada para o almoço. Depois da refeição, vamos tirar uma soneca até a chegada de meu primo RENATO VENTURA. Despeço-me dos familiares às 16:15 horas.
O trem da CPTM não consegue subir a ladeira entre as estações de FERRAZ DE VASCONCELOS e GIANETTI. Retorna à FERRAZ. Os passageiros são obrigados a deixar o trem e aguarda outro. Isso irrita os usuários. Perdemos bom tempo nesse incidente.
Resultados do Campeonato Brasileiro: CORINTHIANS 1 x GRÊMIO 2; SÃO PAULO 1 x PORTUGUESA 0; PONTE PRETA 1 x GUARANI 1; FLAMENGO 1 x ATLÉTICO MINEIRO 2; CRUZEIRO 1 x FLUMINENSE 0; INTERNACIONAL 2 x BOTAFOGO (RJ) 2; SPORT 1 x SANTA CRUZ 2; VITÓRIA 1 x BAHIA 1; CORITIBA 0 x ATLÉTICO (PR) 0; GOIÁS 2 x GAMA 0; JUVENTUDE 1 x PARANÁ 1.

Por volta das 21h15, recebo um telefonema nervoso do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, dizendo que esteve no Monumento-Mausoléu, em companhia de sua esposa, Dona JÚLIA, encontrando-o em péssimas condições, com muita água no interior da sacristia e os banheiros interditados pela sujeira. O Sr. MARCONDES quer uma reunião da Diretoria Executiva para decidir o destino do RODRIGO, diretor do MUSEU, ARQUIVO HISTÓRICO e BIBLIOTECA, que não tem desempenhado a contento o seu papel. Também quer conversar com o Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Cel. RUBENS CASADO, diretor nato do Monumento-Mausoléu. Diz ele que já conversou, por telefone, com o Sr. PIRES, nosso presidente da Diretoria Executiva, e com o Cel. GUIMARÃES, vice-presidente.
  
FORÇAS DOS EUA SE APROXIMAM DA CAPITAL AFEGÃ. Pela primeira vez helicópteros americanos sobrevoaram a capital CABUL e aviões F-18 fizeram o mais pesado ataque as linhas de frente do TALEBAN que bloqueiam a passagem  da  oposicionista  ALIANÇA DO NORTE. Um medico afegão confirmou a rede televisão britânica BBC que um filho do líder espiritual do TALEBAN, mulá MOHAMMAD OMAR, foi morto durante os primeiros ataques aéreos americanos, há duas semanas.

INFECÇÃO DE ANTRAZ POR INALAÇÃO FAZ MAIS UM CASO GRAVE : mais um caso grave de infecção com antraz foi confirmado nos EUA. Trata-se de um funcionário do correio, em WASHINGTON. Também foi descoberto a bactéria num prédio anexo da Câmara dos Representantes, o que põe em duvida a reabertura dela, marcada para dia 23.
 
OS PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS, GEORGE W. BUSH, e da  RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, anunciaram  em XANGAI, hoje,  que houve progresso nas conversas sobre  a  proposta americana  de  instituir sistema  de  defesa  antimísseis.  PUTIN  continua  contrário  ao  plano de BUSH de se retirar do Tratado Antimísseis Balísticos.

2 002  :  -      SEGUNDA-FEIRA
JORNAL DA TARDE, edição de 21 de outubro, comenta o início da última semana da campanha eleitoral para a Presidência. Além disso, a polícia havia encontrado um carro abandonado na RODOVIA DOS IMIGRANTES com dois corpos dentro. Na capital, o JARDIM ÂNGELA, na zona sul, sofria com o toque de recolher por causa de um assassino em série. Todos que haviam dado informações a seu respeito tinham sido assassinados.

Recomeçam os trabalhos da construção de um cômodo sobre o piso da laje superior de nossa casa, interrompidos com as brigas entre o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e MARLENE. Segundo planejamento do início deste ano, será o meu futuro dormitório, pois minha biblioteca se expandiu de tal forma que não há espaço mais para dormir no atual quarto que se transformou numa continuação da biblioteca, no início do ano 2000. Muito barulho pela manhã.

Mais uma manhã muito quente. Difícil viajar com mais de 30 graus. No entanto, ao meio–dia, estou chegando no MMDS. Ali, percebo que os oficiais também estão desanimados por causa da alta temperatura. A conversa gira em torno da última semana do segundo turno. LULA e SERRA entram nas campanhas finais para a eleição de domingo, dia 27 de outubro. Parece que LULA irá mesmo se tornar presidente do BRASIL. Como irão se portar os segmentos radicais do PARTIDO DOS TRABALHADORES? LULA realmente mudou? O futuro da NAÇÃO é uma incógnita e causa um certo temor ver mudar a estrutura brasileira. Em SÃO PAULO, a vitória de GERALDO ALCKMIN parece certa.
Para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a semana também trará a luta surda e a “guerra” de uma facção que quer o afastamento do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES da presidência da Diretoria Executiva. Quem ficaria em seu lugar? o Coronel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES? Será que ele está composto com ROMEU CICCONE e Cel. ARY CANAVÓ? Num telefonema que o Sr. MARCONDES mantém comigo ele diz que isso está acontecendo e que essa turma iria procurar o advogado BANDEIRA DE MELO para tratar de sua interdição. Isso é algo surpreendente e não vejo como poderá acontecer. Será que essa situação procede? O Sr. MARCONDES está cauteloso. Combinamos que a missa a ser rezada para os veteranos mortos, em FINADOS, seja realizada no cemitério do ARAÇÁ, no Mausoléu dos HERÓIS DA PM, às 9 horas de 2 de novembro. Sobre esse assunto converso com o TENENTE–CORONEL PM JOEL DE AUGUSTO e MAJOR COSTA, ambos da DAMCO. Ao mesmo tempo, mandaremos uma carta para todos os sócios comunicando essa mudança de local da missa, face à reforma do Monumento–Mausoléu.
Ameaça cair uma pancada de chuva. Deixo a Sociedade por volta das 16 horas e, quando chego na estação ARMÊNIA, já está chovendo. Em casa, toca o telefone assim que coloco o pé na sala. É o Sr. MARCONDES. Diz ele que o Coronel ARY CANAVÓ esperou eu sair para ir à Sociedade pedir a relação dos conselheiros. Dona CÉLIA não teve outra alternativa senão fornecer essa lista. Agora vem a pergunta: QUAL É O MOTIVO DO CORONEL CANAVÓ solicitar a lista de CONSELHEIROS? Diz também o Sr. MARCONDES que o GENERAL BUENO deverá ir amanhã ao CONDEPHAAT, por volta das 11 horas. Ele não poderá acompanhá-lo por causa da doença de dona JÚLIA. Pede para que eu vá em seu lugar.

Justamente hoje que os pedreiros retiram o telhado do meu futuro quarto, para erguer a parede, é que vai chover. MARLENE e LUCINDA empenham-se em retirar a água empossada na laje. Eu também entro nessa luta. Durante algumas horas da noite estamos ocupados em “enxugar” a laje para evitar infiltração de água no quarto do JOÃO e PAULO CÉSAR.

A prisão da “primeira dama” do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, PETRONÍLIA MARIA DE CARVALHO FELÍCIO, mulher de JOSÉ MÁRCIO FELÍCIO, o GELEIÃO, um dos chefões da facção, levou a Polícia Civil a apreender trinta quilos de explosivos que seriam detonados no prédio da BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO. Segundo o esquadrão Antibombas da Polícia Civil, o explosivo encontrado no porta–malas do GOL, no km 91 da RODOVIA ANHANGUERA – perto de CAMPINAS – mataria todas as pessoas num raio de 20 metros da explosão. Os estilhaços alcançariam ainda um raio de cem metros. O atentado seria o maior da história do Estado. O delegado RUY FERRAZ FONTES, autor das investigações, disse que o material apareceu após "pressão policial”. Ele acredita que os criminosos decidiram se desfazer rapidamente dos explosivos porque sabiam que seriam descobertos se não o fizessem. Doze horas depois da prisão de PETRONÍLIA, os explosivos foram abandonados na rodovia, pela manhã. Eles estavam em uma mala de roupas do GOL, roubado momentos antes, no bairro JARDIM DO LAGO, em CAMPINAS.
 
O DÓLAR subiu hoje 1,03%, fechando em R$ 3,915, uma alta que refletiu principalmente as dificuldades do Banco Central em rolar um bilhão e 9 milhões de dólares de títulos e contratos cambiais que vencerão no dia 23 de outubro.

Um carro–bomba com cerca de cem quilos de explosivos causou hoje a morte de 16 pessoas (incluindo dois terroristas palestinos) e ferimentos em 45, numa estrada ao norte de ISRAEL. O carro aproximou-se da traseira de um ônibus e foi explodido. É uma forma nova de atentado, que neutraliza os policiais colocados nos ônibus para evitar a entrada dos homens–bomba. A JIHAD ISLÂMICA assumiu a autoria da explosão, em “represália aos massacres em GAZA e na CISJORDÂNIA”.

2 003  :  -  1134151 (21318 10214 – 141/)     TERÇA-FEIRA
Passo pelo BANESPA, por volta das 11 horas. Na Rua ANITA GARIBALDI encontro o tenente ref VALVERDE. Ele pertenceu às FORÇAS DE PAZ que esteve em SUEZ. Trabalhou comigo no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, em 1963, quando eu era ASPIRANTE A OFICIAL e ele soldado. Hoje, o VALVERDE está com 62 anos de idade.
Encontro VICTÓRIO sozinho no MMDS. Não há outro oficial em sua companhia. Ele “toca” a instituição com amor. Fica surpreso com a minha chegada, absorto nos problemas que enfrentamos nessa época do ano: uma queda muito grande nos pedidos para conferências, palestras e aulas. Mesmo assim vamos trabalhando para não ver o MMDS “morrer”. AMÉRICO chega por volta do meio-dia.
Encontro, mais tarde, preparando o seu discurso para o 104º aniversário de Fundação da Loja maçônica “COMÉRCIO E CIÊNCIAS”, CORONEL MENDES. Ele se dedica com amor aos seus trabalhos na maçonaria. Ao mesmo tempo, vai desempenhando a sua função de vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Diz que cruzou com o ACHILLES CRAVEIRO quando ele foi deixar seu carro no pátio do Corpo de Bombeiros. Estranhou muito o comportamento do antigo tenente da Força Pública (nos fins dos anos 60, quando servia no 1º Batalhão “Tobias de Aguiar”, pediu transferência para a reserva não remunerada ao passar no concurso para promotor público). O ACHILLES atravessou a rua gesticulando muito, não obedecendo sinal e quase atropelado por um carro. O “HORIZONTE PERDIDO”, apelido dele na Escola de Oficiais, sempre foi avoado. Nos anos 60, por diversas vezes, foi visto na avenida TUCURUVI andando com um filhote de tigre, como se fosse um cachorro. Foi uma figura folclórica como oficial.
O Sr. MARCONDES chega por volta das 15 horas. Ele marcou um encontro com o Sr. GLAUCO ZOLINE que, em 2002, trabalhou para o registro do MMDC. Agora, com o uso indevido da sigla pelo Museu Histórico CORONEL HERNANI DE OLIVEIRA E SILVA, num documento tendencioso, subscrito pelo curador desse museu, HORÁCIO BOSON JÚNIOR, o Sr. MARCONDES quer mover uma ação para a retirada da sigla do logotipo desse museu.
Com a chegada do Sr. GLAUCO, o presidente quer a presença do Cel MENDES e a minha nessa reunião para se estudar a melhor maneira de se corrigir o erro cometido pelo MUSEU da CAPELA DO ALTO. O Sr. GLAUCO diz que o uso da marca é apenas parcial e sugere que se faça uma notificação, primeiramente. O CARRARO deveria estar presente nessa reunião, mas apenas pode conversar, via fone, com o Sr. GLAUCO.
Também atendo familiares do ex-combatente LÁZARO TAVARES DE CARVALHO. Fizemos uma certidão comprovando a sua participação no movimento constitucionalista de 32, mas a Comissão Especial da Revolução achou as provas fracas. A família está contratando um advogado, doutor CLÁUDIO DE LUNA, para fazer valer os direitos da Pensão Especial. A certidão expedida por nós é de janeiro de 2000.
A GLOBO irá lançar uma minissérie em janeiro, no aniversário dos 450 anos de SÃO PAULO, com enredo se iniciando em 1924, durante a Revolução do General ISIDORO DIAS LOPES. Pessoas encarregadas da arte entram em contato com a Sociedade, a respeito de cores de capacete, fardamento da época e outros detalhes. O Cel MENDES marcou uma reunião para amanhã.
O Cel MENDES faz uma ligação telefônica para a residência do MAJOR ARLINDO DE MOURA. O nosso companheiro da Escola de Oficiais, aos 75 anos (completados em 13 de outubro), deixou o hospital e se encontra em casa. Acontece que os médicos já desenganaram a família sobre a sua doença: tem um tumor maligno e não pode ser operado. É um momento de tristeza por saber que o nosso “GENGIS KHAN” está se consumindo.

O ministro MAURÍCIO CORRÊA, presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, indeferiu recurso do governo do Estado de SÃO PAULO que pretendia sustar a execução de liminar judicial, obrigando a CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR a pagar 100% dos salários dos policiais mortos aos beneficiários das pensões. A liminar mantida pelo STF foi concedida dia 23 de julho pela juíza MARIA GABRIELLA SPAOLONGI, em ação civil pública proposta pela Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM de SÃO PAULO.
     
PESQUISA encomendada pela Confederação Nacional de Transporte mostra que a avaliação positiva da administração do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA teve a maior queda desde o início do governo: diminuiu de 48,3% em agosto para 41,6% este mês. O desempenho pessoal de LULA também caiu e foi de 76,7% para 70,6%. A avaliação de sua equipe seguiu a mesma tendência, registrando 40,7% contra 47.9% de agosto.

Os moradores da Favela PARAISÓPOLIS estão proibidos de circular após as 22 horas, por ordem de criminosos do PCC, que querem controlar o tráfico de drogas no local. Ontem, uma chacina deixou três mortos em um bar da favela. Na última sexta-feira, dia 17, ocorreram outras três mortes. Numa escola municipal, os alunos da noite estão saindo às 21 h.

SÃO PAULO VIVE A MAIOR SECA DA SUA HISTÓRIA. Para a SABESP, a culpa pelo rodízio que começará amanhã é da estiagem. A maior já registrada desde que passou a medir o nível das chuvas, nos anos 20, tem a tendência de piorar ainda mais, caso as chuvas não cheguem. Hoje, apenas caiu um aguaceiro rápido, que não deu para remediar o grande problema que se vem enfrentando. 440 mil pessoas das cidades abastecidas pelo sistema ALTO COTIA e por parte do sistema GUARAPIRANGA ficarão sem água amanhã.

O PALMEIRAS venceu hoje o BRASILIENSE, por 2 a 1, e garantiu a vaga no quadrancular final da SÉRIE B do CAMPEONATO BRASILEIRO. BOTAFOGO e MARÍLIA também estão confirmados. O BRASILIENSE abriu o marcador, aos 3 minutos, mas o VERDÃO empatou com ADÃOZINHO e conseguiu a vantagem com DIEGO SOUZA.

ROMÁRIO AGRIDE TORCEDOR. GOMES, irritado com a penúltima colocação do FLUMINENSE no Campeonato BRASILEIRO, jogou seis galinhas no campo das LARANJEIRAS, durante o treino do FLUMINENSE. Gritou para os atletas que eram mercenários. No fim do coletivo, já de roupa trocada, ROMÁRIO foi tirar satisfações com o torcedor. A confusão só acabou com a intervenção de policiais. GOMES deixou o clube com escoriações e deu queixa contra o atacante, que deverá ser intimado a comparecer à delegacia.

Numa decisão em que acertadamente a Justiça do RIO DE JANEIRO priorizou o lado educativo de uma sanção penal em detrimento do aspecto somente punitivo, a estudante de biologia ETHIENE VIANNA teve decretada nesta terça-feira a sua prisão domiciliar em vez de prisão temporária. Suspeita de ter forjado o próprio seqüestro e um assalto à casa dos pais na ILHA DO GOVERNADOR, ETHIENE é ré primária, estuda e tem residência fixa. Só sairá de casa acompanhada de um policial para assistir as aulas.

PREMIADA na exposição PERFEITAMENTE REAL: MULHERES EM BITS E BYTES a modelo virtual KAYA, concebida digitalmente pelo brasileiro ALCEU BAPTISTÃO. Em LONDRES.

FALECEU, aos 81 anos, MANOLO ORTEGA, o locutor oficial do líder cubano FIDEL CASTRO e apresentador do mais importante jornal do País nos anos 50. Em HAVANA, CUBA.

A atriz LIZA MINELLI e o promotor de shows DAVID GEST anunciaram o seu divórcio nesta terça-feira. Motivo: GEST alega ter sido espancado por LIZA em diversas ocasiões, sobretudo quando ela se embebedava com vodca. Em depoimento à Justiça, ele disse que “o álcool dá a ela uma força descomunal”. LIZA negou as acusações.

LANÇADO o CBERS-2, o segundo satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. O satélite vai coletar dados para pesquisas sobre produção agrícola, poluição da água, recursos florestais e planejamento urbano. O equipamento deverá ficar em órbita por dois anos, a 778 quilômetros da TERRA, e passará de quatro a cinco vezes por dia sobre o BRASIL. O fato aconteceu em TAIWUAN, na CHINA.

O PAPA JOÃO PAULO II ordenou hoje no VATICANO 31 novos cardeais, entre eles o brasileiro EUSÉBIO OSCAR SCHEID, do RIO DE JANEIRO. Com as mãos trêmulas, por causa do MAL DE PARKINSON, o PAPA teve a homilia lida por um assessor.

O suposto “cérebro” dos atentados de 11 de setembro de 2001, KHALID SHEIKH MOHAMED, decapitou, pessoalmente, o jornalista americano DANIEL PEARL, disseram investigadores dos EUA que apuram a morte do repórter do jornal THE WALL STREET JOURNAL. Segundo fontes governamentais que pediram anonimato, os promotores receberam novas provas, que não quiseram detalhar, confirmando a participação de MOHAMED na morte de PEARL. O jornalista foi seqüestrado em KARACHI, no PAQUISTÃO, em 23 de janeiro de 2002, quando investigava os possíveis laços entre a rede terrorista AL-QAEDA e o britânico convertido ao ISLÃ, RICHARD REID, que, um mês antes, tinha tentado detonar explosivos que levava nos sapatos a bordo de um avião em pleno vôo. Em maio de 2002, os investigadores do caso receberam uma fita de vídeo na qual estava gravado o assassinato do jornalista. Pouco depois seu corpo foi encontrado. MOHAMED, tido como chefe de operações da rede terrorista AL-QAEDA, foi detido em março em RAWALPINDI, no PAQUISTÃO, e permanece em local não divulgado, sob custódia das forças de segurança americanas.

ASSISTO no SBT o filme O IMPLACÁVEL, de 2000, dirigido por STEPHEN KAY, com SYLVESTER STALLONE, MIRANDA RICHARDSON, MICHAEL CAINE, RACHAEL LEIGH COOK e MICKEY ROURKE. Esse filme é um remake de CARTER, O VINGADOR. STALLONE assume o papel que era de MICHAEL CAINE na versão anterior (e o próprio CAINE tem agora uma participação decisiva). Ele faz um cara que presta serviços a criminosos. Ao investigar a morte do irmão, descobre que foi assassinado e mais – sua sobrinha foi estuprada. A vingança é a cara de STALLONE, que vem com tudo para descobrir os autores da morte de seu irmão e da maldade que fizeram para com sua parente. O diretor do filme antigo, MIKE HODGES, teve um breve momento de prestígio, nos anos 70, com seus filmes que reinventavam o filme noir e o thriller de gângsteres. STALLONE e o diretor KAY estragam, com efeitos visuais para lá de supérfluos, o que havia de bom no filme antigo, muito mais seco e direto. Mesmo assim, os atores transformam esse filme em uma seqüência de ações boas.
    
2 004  :   - QUINTA-FEIRA
Missa de 30º dia pela alma da professora ZYLKA MEDEIROS PIRES DE OLIVEIRA, esposa do ex-combatente da Revolução de 32, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, às 18 horas, na Igreja de SANTO INÁCIO DE LOYOLA, na rua FRANÇA PINTO, 115, VILA MARIANA.
Muita dificuldade para ir para a cidade de SÃO PAULO. Congestionamento nos dois sentidos da Rodovia Presidente DUTRA. Foram mais de quatro quilômetros de engarrafamento por causa de um acidente envolvendo três caminhões no km 222. Três pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade. Com isso, minha chegada na entidade onde trabalho vai acontecer muito tarde, com os oficiais já em disponibilidade para suas aulas. Por volta das 13 horas, ELÁDIO comunica-me, na reunião do MMDS, que viajará para FLORIANÓPOLIS, a serviço do COLÉGIO SÃO PAULO, na próxima segunda-feira. Apenas não sabe a hora em que partirá o ônibus. Sua missão durará uma semana. OREZ comunica-me que GESOFATO, que reside na BAHIA,  deverá vir a passeio até SÃO PAULO. Esse oficial já esteve conosco em outras oportunidades. Sua viagem da BAHIA para o nosso Estado deverá se realizar na semana que vem. Com ELÁDIO, discuto o CD do MILTON PARRON, que veio junto com o livro SÃO PAULO, A TRAJETÓRIA DE UMA CIDADE. Escutamos o mesmo, fazendo uma viagem pelo tempo, citando os momentos mais importantes pelos quais passou a cidade.
Depois das 15 horas, perto do Corpo de Bombeiros, vou cruzar com um velho companheiro da PMESP, o CORONEL da reserva PONTES, que chegou a trabalhar comigo. Não o conheci e foi preciso ele dizer seu nome para relembrar passagens nossas na Corporação. O PONTES tinha seus pais morando em POÁ, quando entrou na antiga FORÇA PÚBLICA. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o CORONEL MENDES chega mais tarde, como problemas em família, mas que não tem tempo para me contar do que se trata; ele se faz acompanhar de um advogado. Empresto-lhe o livro do MILTON PARRON e um outro, da escritora RAQUEL ROLNIK “SÃO PAULO”, além de recortes de jornais que ajudarão o trabalho da DÉBORA, sua neta, na escola.

A escola SANTOS ANJOS está nos convidando para uma solenidade marcada para sábado, dia 23, às 9 horas, no PLANALTO PAULISTA. Não poderei ir e, quando chego em casa, entro em contato com o ex-combatente GINO STRUFFALDI, que fez uma palestra nessa escola, em 2003. Ele também não poderá aceitar esse compromisso. Diz o GINO que até agora não recebeu a convocação para a reunião ordinária do CONSELHO SUPREMO, referente ao mês de outubro. Comentamos essa situação. Será que o Cmt Geral não quer reunir o Conselho?

Mas nesta noite o Sr GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me justamente sobre esse assunto. Ele manteve um contato, via fone, com o Chefe de Gabinete do Comando Geral, CORONEL MOYSÉS. Este lhe explicou que a reunião do CONSELHO SUPREMO não será em outubro, mas sim em 4 de novembro. Diz o presidente do MMDC que CARVALHOSA vem movendo uma guerra surda contra a Sociedade, pondo em dúvida a responsabilidade da Sociedade para com o obelisco, Disse que HÉRBERT LEVY assinou a transferência da guarda do Monumento-Mausoléu já com idade muito avançada, tendo falecido alguns anos depois. Ele está procurando encontrar “pelo em casca de ovo” e isso não leva a nada. Apenas perturba a vida da Sociedade, pois razão ele não tem a mínima.

Começa hoje e vai até o dia 31 de outubro, a 23ª edição do SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO. O evento deste ano terá poucos lançamentos nacionais. A PEUGEOT mostra a perua 206SW e a RENAULT apresenta o novo MÉGANE SEDAN II, que será fabricado no PARANÁ no fim de 2005. As outras marcas se limitaram a anunciar versões. Os VOLKSWAGEN POLO e POLO SEDAN e o RENAULT OIO ganharam motores 1.6 bicombustíveis. A VOLKSWAGEN lançou os fora-de-estrada CROSSFOX (que vai concorrer com o FORD ECOSPORT e SAVEIRO CROSSOVER. A FIAT anunciou as séries especiais DOBLÒ ADVENTURE ESTRADA REAL e STILO SCHUMACHER.
O SALÃO está montado no PAVILHÃO DE CONVENÇÕES DO ANHEMBI.

A cantora DÓRIS MONTEIRO faz 70 anos hoje como gosta: no SESC POMPÉIA, com a banda do marido, o pianista RICARDO JÚNIOR, e com ALAÍDE COSTA. No repertório, os sucessos que a gente gosta desde criança na sua voz suave e afinada, como quem canta em casa, para os amigos: MUDANDO DE CONVERSA, DÓ RÉ MI, MOCINHO BONITO, SAMBA DE VERÃO e CONVERSA DE BOTEQUIM (de NOEL ROSA, sua versão é antológica)

A diversidade de eventos que vão celebrar a obra de OSWALD DE ANDRADE certamente agradaria ao escritor, personalidade fundamental da vanguarda cultural brasileira. A maior parte da programação acontece amanhã, data exata dos 50 anos da morte, mas as homenagens já começam hoje, às 21 horas, quando o CINESESC exibe o filme O REI DA VELA, que JOSÉ MARTINEZ CORRÊA dirigiu entre 1971 e 1981. Uma vela de duração do filme (2h46) será acesa no início da sessão por ZÉ CELSO e colocada embaixo da tela. A programação também será extensa na OFICINA OSWALD DE ANDRADE, onde familiares do escritor vão prestar sua homenagem. Às 19:30 horas, MARÍLIA DE ANDRADE, dançarina, cineasta e filha do autor, apresenta sua coreografia O CORSÁRIO E O PORTO, inspirada nos versos de amor do poema CÂNTICO DOS CÂNTICOS. O poema será lido pelo ator JOSÉ RUBENS CHACHÁ, que interpretou o escritor na peça TARSILA e na minissérie UM SÓ CORAÇÃO, ambos de MARIA ADELAIDE AMARAL. No FNAC de PINHEIROS, será exibido um vídeopoema de RUDÁ DE ANDRADE, também filho do escritor, além de um debate com MARIA AUGUSTA FONSECA, a biógrafa oficial de OSWALD. Já no MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, a homenagem será a exibição de OSWALDIANAS, longa-metragem em cinco episódios. A obra de OSWALD será lembrada ainda no dia 6 de novembro quando, na PINACOTECA, será relançado o livro MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR, motivo para um debate entre ANTÔNIO CÂNDIDO, JORGE SCHWARTZ e MARIA AUGUSTA FONSECA, além de nova perfomance do ator JOSÉ RUBENS CHACHÁ. ZÉ CELSO lembra que “no dia 22 de outubro de 1954, OSWALD, doente, vivia de pequenas rendas. Seu filho NONÊ conta que, a pedido do pai, saiu para cobrar aluguéis atrasados de um teatro de propriedade da família, o TEATRO ÍNTIMO NICETTE BRUNO, então ocupado pela estrela ELVIRA PAGÃ. Quando seu filho voltou, do leito perguntou: “E aí, ELVIRA PAGÔ ? Foi seu último Poema Piada”.

Dois assaltantes que mantiveram quatro pastores reféns no interior da igreja evangélica COMUNIDADE CRISTÃ PAZ E VIDA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, foram presos após treze horas de negociações. ROGÉRIO DE ALMEIDA SILVA, de 18 anos, se entregou às 2 horas da madrugada, mas seu comparsa, EDVALDO PINTO DE OLIVEIRA, de 25 anos, resolveu se render só às 7:10 horas. Ele dormiu e deixou os dois últimos reféns fugirem.
O TENENTE-CORONEL PM PAULO CÉSAR FRANCO, Comandante do 3º BPChq, revelou que ele e o CAPITÃO PM DIÓGENES DALLE LUCCA, do GATE, chegaram a autorizar que dois atiradores de elite disparassem contra o assaltante EDVALDO. A ordem, porém, não chegou a ser cumprida porque os pastores saíram do templo assim que o criminoso dormiu. Pela primeira vez em SÃO PAULO, o GATE utilizou o equipamento conhecido como PONTO A PONTO ou MALETA DE NEGOCIAÇÕES para intervir em uma situação envolvendo reféns. Segundo o Cmt do 3º BPChq, o aparelho foi de extrema importância no sucesso da negociação ocorrida no presente episódio. A maleta é composta de áudio, gravador, dois pontos telefônicos e aparelho para que o criminoso possa conversar com o negociador. Disse o TENENTE-CORONEL PAULO CÉSAR que o criminoso estava irredutível, mas foi levado ao cansaço extremo, encerrando o caso.

NILMÁRIO MIRANDA, Secretário de Direitos Humanos, divulgou hoje a seguinte nota: “A direção da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) me comunicou hoje (21/10) que as fotos publicadas na imprensa durante esta semana não correspondem ao jornalista VLADIMIR HERZOG, morto pela repressão em outubro de 1975. Na noite de ontem, solicitei à direção da ABIN um levantamento sobre o assunto, que tem sido alvo de reportagens nos últimos dias. Recebi hoje a informação de que as fotos não correspondem ao jornalista HERZOG. Elas são produto de uma investigação ilegal conduzida no ano de 1974 pelo antigo Serviço Nacional de Informações (SNI). Por violar a vida privada dos fotografados, estou impedido – moral e legalmente – de revelar os nomes das pessoas na fotografia. Assim que fui informado, comuniquei o fato a CLARICE HERZOG, viúva de VLADIMIR HERZOG, a quem transmiti os sentimentos de solidariedade. Hoje à tarde levei a informação ao conhecimento do ministro-chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, e do ministro da JUSTIÇA, MÁRCIO THOMAZ BASTOS”.
As fotos seriam de um padre que atuou numa paróquia em BRASÍLIA, no final da década de 1970. Na época, fotos do padre e de uma freira nus foram enviadas para moradores da Quadra 403 Norte. Duas pessoas que tiveram contatos com o padre disseram que o homem da foto realmente parece com o padre que esteve no centro do escândalo há trinta anos. O padre estaria hoje no CANADÁ. A ex-freira, que se indispôs com fiéis da quadra 403, ainda vive em BRASÍLIA.
O jornalista FRED PESSOA, amigo do jornalista VLADO disse “Não faz sentido ele ser fotografado nu e de relógio. Dentro do DOI-CODI eles deixavam algumas pessoas nuas, mas absolutamente sem nenhum adereço”, afirma ele, que também foi preso naquela época. Já o CORREIO BRAZILIENSE disse que as fotos foram publicadas depois que a viúva de VLADO e mais outras pessoas confirmaram que elas eram de VLADIMIR HERZOG.

Uma senhora de 86 anos foi encontrada morta hoje à tarde na casa onde morava sozinha no TATUAPÉ. ESMERALDA SARA PINHEIRO foi asfixiada e tinha ferimentos pelo corpo. Ela estava caída no chão da cozinha, com os braços amarrados. As jóias que guardava em casa foram roubadas. A casa, na Rua CORONEL LUÍS AMERICANO, estava trancada e a chave foi encontrada no mesmo local onde ESMERALDA deixava quando saía: dentro de um vaso, na garagem.

A família do dentista FLÁVIO FERREIRA SANT´ANNA, de 28 anos, assassinado por policiais militares no dia 2 de fevereiro de 2004, exigiu hoje, judicialmente, indenização ao Estado de 1,5 milhão de reais. O advogado HÉDIO SILVA JÚNIOR ingressou com a ação na 1ª Vara da Fazenda Pública em SÃO PAULO, exigindo reparação por danos morais e materiais, com agravante de discriminação racial.
        
A mais nova rodada de pesquisas de intenção de voto demonstra que a nove dias da eleição a candidatura do tucano JOSÉ SERRA se encontra com ótima saúde. SERRA lidera a disputa contra a prefeita MARTA SUPLICY com uma vantagem de 14 pontos: tem 52% das intenções de voto contra 37%. É uma diferença bem acima da margem de erro de três pontos, para cima ou para baixo. Essa pesquisa é do IBOPE. Já o DATAFOLHA mostra também vantagem de SERRA, mas apenas de dez pontos (51% contra 39%).

Cerca de 200 pessoas foram presas em flagrante nesta noite – entre elas o publicitário JOSÉ EDUARDO MENDONÇA, o DUDA MENDONÇA e o vereador JORGE BABU – durante uma operação da Polícia Federal no Clube Privê CINCO ESTRELAS, em JACAREPAGUÁ. No local funcionava uma rinha de brigas de galos. DUDA MENDONÇA ajudou a eleger o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e é dono da empresa que faz a publicidade do PALÁCIO DO PLANALTO. Ele cuida ainda da campanha de reeleição de MARTA SUPLICY em SÃO PAULO.

O casamento FLUMINENSE/ROMÁRIO chegou ao fim. Agora, de verdade. Durou cerca de duas temporadas e terminou num rápido telefonema do presidente DAVID FISCHEL para o jogador. Os dois conversaram em tom amigável, como amigável será a rescisão de contrato. ROMÁRIO já devia ter se apresentado hoje mesmo ao VASCO, mas o jogador não apareceu. No clube, ninguém tem dúvida de que em breve o BAIXINHO estará aportando em SÃO JANUÁRIO. ROMÁRIO estreou em 11 de agosto de 2002, DIA DOS PAIS. O FLU goleou o CRUZEIRO por 5 a 1 e o atacante fez dois gols. O MARACANÃ recebeu cerca de 70 mil tricolores. ROMÁRIO jogou 77 vezes pelo time e fez 48 gols. DAVID FISCHEL disse que ROMÁRIO deve continuar no futebol, mas numa outra função. “O melhor seria mesmo ele parar”, “Assim preservaria a sua imagem e seria lembrado por tudo que representou, já que, por uma questão pessoal, não quer mais se submeter a treinamentos e concentrações”.

No primeiro dia da abertura ao público do 23º SALÃO DO AUTOMÓVEL, os destaques do evento foram os pilotos de FÓRMULA 1 MICHAEL SCHUMACHER e RUBENS BARRICHELLO que estiveram nos estandes da FIAT e FERRARI, além de KIMI RAIKKONEN, na MERCEDES BENZ. A passagem deles pelo ANHEMBI foi rápida, mas deu tempo suficiente para provocar aglomerações nos corredores e estandes. Eles chegaram e saíram escoltados por um batalhão de seguranças.

O Centro Universitário MARIA ANTÔNIA, da USP, abriu hoje uma nova série de exposições, com entrada grátis. Na sala principal, a UNILABOR 50 ANOS – desenho industrial, arte moderna e autogestão operária, sob curadoria do arquiteto MAURO CLARO, focaliza a experiência da fábrica de móveis UNILABOR, que funcionou em SÃO PAULO entre 1954 e 1967, em regime de cooperação entre operários e fundadores. As instalações incluíam a CAPELA DE CRISTO OPERÁRIO, onde artistas como ALFREDO VOLPI e BRUNO GIORGI realizaram murais, vitrais e esculturas.

A exposição FOTOGRAFIAS DE LÉVI-STRAUSS apresenta 33 fotografias do antropólogo belga, em sua passagem por SÃO PAULO, nos anos 1930, época em que foi convidado a integrar a equipe de professores franceses que deram aulas nos primeiros anos de funcionamento da USP.
A instalação de FERNANDA GOMES ocupa outra sala para exposições do MARIA ANTÔNIA. A artista utiliza materiais diversos como restos de papel, imãs, pedaços de madeira, cordas, caixas e outros objetos, muitas vezes coletados pela artista na própria ocasião da montagem, conferindo-lhes um novo significado. Nascida no RIO, recebeu o 4 º Prêmio SCIPIONE, em MACERATA, na ITÁLIA, em 2000.
A exposição VEÍCULO PARA TODOS OS PISOS, de EDUARDO COIMBRA, consiste numa peça de chão e duas de parede. A de chão é feita de diversas rodas, de materiais variados, e tubos que as conectam a um eixo central. ESCADAS é o título dos dois trabalhos de parede, que são objetos-maquetes com sucessivas escadas que se acumulam, entrecruzam e sobrepõem, formando caminhos e passagens.
MÓDULO é o título da mostra apresentada por AMÁLIA GIACOMINI, que lida com a percepção do espaço tridimensional e seu entendimento como medida.
Na abertura das exposições foram lançados dois livros: EDUARDO COIMBRA e UNILABOR – DESENHO INDUSTRIAL, ARTE MODERNA E AUTOGESTÃO OPERÁRIA.

DECIDIDO pelo Superior Tribunal de Justiça que o homem que se recusar a fazer o teste de DNA para reconhecimento de paternidade pode ser declarado pai legítimo, em BRASÍLIA.

SUSPENSO por doping o jogador de futebol MARCOS SENNA, ex-SÃO CAETANO e CORINTHIANS, que joga no VILAREAL, em MADRI.

PREMIADA a jornalista ELIANE BRUM, da revista ÉPOCA, pela matéria “A GUERRA DOS EMBRIÕES” com menção honrosa no XXVI PRÊMIO VLADIMIR HERZOG DE ANISTIA E DIREITOS HUMANOS. A mesma matéria mereceu menção honrosa no II PRÊMIO ALEXANDRE ADLER DE JORNALISMO EM SAÚDE. No RIO.

ACUSADO o laboratório ROCHE, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de mentir no anúncio de um antiinflamatório apresentado como substituto do VIOXX (fora do mercado). Foi aberto processo administrativo, em BRASÍLIA.

MORTO ADNAN AL-GHOUL, um dos principais líderes do HAMAS, um dos grupos terroristas palestinos, pelas forças de ISRAEL, na CIDADE DE GAZA, na PALESTINA.
 
O presidente de CUBA, FIDEL CASTRO, fraturou o joelho e teve fissura (fratura incompleta) no braço ao cair numa cerimônia com estudantes, no Memorial ERNESTO CHE GUEVARA. “Peço perdão pela queda. Estou inteiro”, disse FIDEL, de 78 anos, após o acidente, que voltou a colocar em evidência sua debilidade física. Seu tempo de ditadura já completa 45 anos. Em 2001, ele chegou a desmaiar em um discurso em HAVANA. O governo diz que sua saúde é “boa”. A queda de FIDEL ocorreu ontem à noite, quando ele discursava para 32 mil estudantes da Escola de Instrutores de Arte, em SANTA CLARA, a 275 km da Capital. O presidente caiu depois de tropeçar em degraus ao descer da tribuna. Socorrido por seguranças e médicos, ele se recusou a ser levado para uma maca e se sentou em uma cadeira de rodas.

Autoridades japonesas afirmaram hoje que TOKAGE, o mais poderoso e mortífero tufão que atingiu o país nos últimos dez anos, deixou um saldo trágico de 61 mortos, 269 feridos e muita destruição e caos por onde passou. TOKAGE foi o tufão mais forte que afetou o país desde 1991. Os ventos de até 230 km/hora e as chuvas torrenciais sacudiram boa parte do país ontem, antes de perder a força hoje pela manhã.

A Justiça militar americana condenou hoje o sargento IVAN FREDERICK, de 38 anos, a 8 anos de prisão por abusos físicos e sexuais contra iraquianos na prisão de ABU GHRAIB, a oeste de BAGDÁ. Foi a maior pena aplicada a militares envolvidos em maus-tratos e tortura de presos no IRAQUE.
O juiz, CORONEL JAMES POHL, rebaixou FREDERICK de sargento para soldado, mas reduziu a pena de 10 anos para 8 porque o réu assumiu a culpa por cinco delitos. Foi FREDERICK quem atou fios a um prisioneiro, mandou que subisse numa caixa e o advertiu de que, se descesse, seria eletrocutado. FREDERICK e outros soldados fizeram fotos desses abusos, que integram o processo e foram divulgadas em todo o mundo. O julgamento foi em corte marcial, num local perto do aeroporto de BAGDÁ. Dois oficiais disseram ao juiz que agentes da Agência Central de Inteligência (CIA) comandaram alguns abusos e, além disso, soldados recebiam ordens do comando para “amolecer” presos para interrogatório. Esses testemunhos contrariam a alegação do PENTÁGONO de que os abusos ocorreram por iniciativa de alguns soldados.

Neto rebelde da rainha ELIZABETH II, o príncipe HARRY, de 20 anos, envolveu-se hoje numa briga com fotógrafos, quando saía, de madrugada, de um badalado nighclub londrino. O príncipe e os fotógrafos se acusam pelo início do conflito. Um dos fotógrafos avançou com a câmera sobre o príncipe quando ele deixou o nightclub PANGEA e entrava no automóvel no afã de bater um instantâneo e acabou golpeando o rosto de HARRY. “O príncipe reagiu, empurrando a máquina, que atingiu a boca do repórter”, disse o porta-voz do príncipe HARRY. Os paparazzi contestaram. Disseram que o príncipe já estava no interior do carro, saiu dele de repente e atacou um dos fotógrafos. O incidente ocorreu uma semana depois que uma professora acusou HARRY, terceiro na linha de sucessão ao trono depois do pai e do irmão WILLIAM, de ter colado no vestibular para ingressar na  universidade.
     
2 005   :     -    SEXTA-FEIRA
O Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO, tem a honra de convidar V. S. e digníssima família para a Solenidade Militar do “DIA DO AVIADOR”, a realizar-se às 10:30 horas do dia 21 de outubro de 2005, quando serão condecoradas as personalidades admitidas / promovidas na “ORDEM DO MÉRITO AERONÁUTICO” no corrente ano.

A ACADEMIA PINDAMONHANGABENSE DE LETRAS CONVIDA V. Sª e sentir-se-á honrada com seu comparecimento e de sua família à REUNIÃO PLENÁRIA SOLENE que se realizará no dia 21 de outubro de 2005, às 20:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal de PINDAMONHANGABA, gentilmente cedido, quando se homenageará o DIA DO PROFESSOR (15) e o DIA NACIONAL DO LIVRO (29), que serão saudados pela Acadêmica Titular JÚLIA SAN MARTIN BOAVENTURA.
Na ocasião o Sodalício também homenageará a lembrança:
A – 12 – NOSSA SENHORA APARECIDA, Padroeira do BRASIL/ DIA DA CRIANÇA/ Aniversário do Descobrimento da América (1492)
B – 23 – DIA DE SANTOS DUMONT/ DIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA/ DIA DO AVIADOR
C – 31 – DIA DA DONA DE CASA

Palestra – A TROVA E O PRÍNCIPE DA TROVA BRASILEIRA, LUÍS OTÁVIO – pela Acadêmica Titular CIDOCA DA SILVA VELHO.
Convidado para apresentação de três contos de sua autoria – Dr RODOLPHO CIVILE, médico residente em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. 
________________________________
JOSÉ MORGADO – Cadeira n º 28T
Presidente
Patronesse – Professora ELVIRA DE MOURA BASTOS

O presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC deverá estar nesta manhã na BASE AÉREA DE SÃO PAULO. Seu filho ALDO ficou de trazê-lo, pois o CORONEL MENDES está viajando para CAMPINAS. Sem condução, não iria eu até a Solenidade do “DIA DO AVIADOR” viajando de ônibus.
Muito calor nesta data. Tenho de dirigir os trabalhos do MMDS por volta das 12:30 horas. Almoço com os oficiais participantes.
Chego um pouco mais tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Um velho soldado do Choque, atualmente residindo em FRANKFURT, ALEMANHA, vem me visitar. Ele se encontra de férias. Mas, nesse instante, também chega o CORONEL PM Ref FRANCISCO TEIXEIRA, meu antigo comandante no CPAM-1, trazendo o escritor ROBERTO SAVALE. Este quer dados a respeito de IBRAHIM NOBRE. Presenteia-me com seus livros: CONTOS E RECONTOS e METAMORFOSES (poesias). Com isso, pouca coisa posso fazer na Sociedade. O ROMAGNOLI deixou pronto o contrato com a “VALDES ASSOCIADOS LTDA”, conforme ficou combinado na reunião de ontem com o contador RICARDO DE MÉO FERNANDES. As assinaturas ficam para segunda-feira, dia 24, quando então poderemos considerar liquidado o crédito rotativo. Ficaria uma dívida de nove mil e quinhentos reais, a ser paga em oito parcelas de R$1.280,00.
Através celular, cumprimento a advogada JANAÍNA, que está aniversariando. Também converso com o ROMAGNOLI, já bem mais tranqüilo com o acidente sofrido ontem, com o seu carro, dentro de uma concessionária. Prometeram-lhe o veículo, pronto, já para o início da semana entrante.
Em matéria de dinheiro, a Sociedade recebeu cerca de novecentos e vinte reais. Somente o desembargador PAULO FERNANDO CAMPOS S. DE TOLEDO pagou a quantia de R$540,00. Estava atrasado três anos com seu débito. MARTIM DE ALMEIDA SAMPAIO pagou R$190,00 e RENATO JORGE SILVEIRA também essa mesma quantia. Quem controla a entrada e a saída do dinheiro é a LUCIENE. Hoje, diz ela que não irá continuar na Sociedade porque o CORONEL MENDES não quer dar a ela o aumento de salário que pretende. Isso será algo muito ruim. Não temos outra pessoa, no momento, para ficar em seu lugar. Depois de um ano aprendendo a sistemática da Sociedade, por questões financeiras, ela está ameaçando deixar o serviço. 
Não contamos com o presidente nesta tarde. Deve estar cansado com a ida até a BASE AÉREA DE SÃO PAULO. O MENDES, por sua vez, está em CAMPINAS.
Em casa, LUCINDA recebe um telefonema do meu genro ADALVO. Reclama ele que esqueci o aniversário do FELIPE. Não foi bem assim. Na noite do dia 19 tentei entrar em contato com ele ou com a MARIZETE e não consegui. Diz o ADALVO que virá em casa amanhã. LUCINDA torna a falar da venda de nossa parte nas terras de POÁ, herdada pela morte de minha mãe. Meu irmão CARLOS demonstrou interesse em comprar a minha parte, mas os dias estão passando e nada de positivo podemos anunciar.

O protesto político etílico dos estudantes de Direito da Universidade de SÃO PAULO transformou mais uma vez as ruas do Centro da Capital em baile de carnaval fora de época, hoje à tarde. Conduzida por um peru vivo, a PERUADA, como a passeata é chamada pelos franciscanos desde o século passado, reuniu mil pessoas e interditou as principais vias da região. Estudantes que participaram da festa calcularam “no mínimo” a presença de quatro mil pessoas. Embora a PERUADA seja tradicionalmente organizada pelo CENTRO ACADÊMICO da Faculdade de Direito da USP, no LARGO SÃO FRANCISCO, jovens de outras faculdades fazem questão de participar do evento todos os anos. Fantasiado de SÍLVIO SANTOS, FELIPE GAROFATO, 21 anos, estudante de letras da USP, contou que vai À PERUADA para “manter viva a história da cidade”. O livro HERÓICA PANCADA explica que a PERUADA surgiu depois que um grupo de alunos furtou nove perus de raça em uma exposição, em 1948, para fazer um banquete. “A PERUADA foi tomando caráter político até que, na ditadura, foi proibida”.
Os estudantes se reuniram às 10 horas no estacionamento do CINE PAISSANDU, no LARGO DO PAISSANDU e, às 14 horas, ocuparam a Avenida SÃO JOÃO. Depois, dobraram a esquina com a IPIRANGA, passaram pela avenida SÃO LUÍS, rua MARIA PAULA e VIADUTO DO CHÁ, até voltar ao PAISSANDU, às 18 horas. Os carros de som da PERUADA interditaram as vias por onde passaram.

Pesquisa de IBOPE divulgada pela Rede GLOBO indica que a vantagem do “NÃO” sobre o “SIM” chegou a dez pontos porcentuais no referendo do domingo, dia 23, sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munição. O “NÃO” cresceu, em uma semana, de 49% para 51%, enquanto o “SIM” caiu de 45% para 41%. O número de votos brancos, nulos indecisos cresceu de 6% para 8%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais. Levados em conta só os votos válidos, o “NÂO” chega a 55% e o “SIM” a 45%. Em outra pesquisa, do DATAFOLHA, o número de votos válidos do “NÃO” chega a 57%, ante 43% do “SIM”. A Justiça Eleitoral planeja divulgar o primeiro resultado parcial do referendo às 20 horas do domingo.

O Secretário de Agricultura do PARANÁ, ORLANDO PESSUTTI, anunciou hoje que foram identificados 19 bovinos com sintomas de febre aftosa em propriedades das regiões norte e noroeste do Estado. Se forem confirmados, os casos serão os primeiros no PARANÁ, no atual surto da doença. O gado sob suspeita teve contato com animais de MATO GROSSO DO SUL em leilão feito em LONDRINA. Além disso, mais cinco focos de aftosa foram confirmados em JAPORÃ e NOVO MUNDO (MS), todos dentro da área isolada pelo governo desde o início da crise.

O desaparecimento do jornalista IVANDEL GODINHO completa dois anos amanhã. Ele foi seqüestrado por dois homens armados na Av. FARIA LIMA, zona sul, em 22 de outubro de 2003. Os bandidos exigiram cinco milhões de reais de resgate. Receberam 50 mil dólares da família, mas não libertaram a vítima. A família cobra da polícia o esclarecimento do caso. Hoje, o filho do jornalista, HUGO GODINHO, 24 anos, disse que repudia a investigação policial. “Pedimos uma prova de que meu pai está vivo ou morto. Para isso a polícia precisa encontrar o SIDNELSON e o JUNINHO. Somente assim a vida poderá seguir, sem o peso dessa história não mal explicada. Em janeiro de 2005, a DIVISÃO ANTI-SEQÜESTRO anunciou ter encontrado a ossada de IVANDEL em um campo de futebol no CAPÃO REDONDO. Depois, passados alguns dias, descobriu-se que os restos mortais eram de porco e cabrito. A DAS informou que a divulgação atrapalharia as investigações.

O traficante LUÍS FERNANDO RIBEIRO, o “FÊ”, de 26 anos, suspeito de participar do roubo de 164,7 milhões de reais do BANCO CENTRAL DE FORTALEZA, foi torturado antes de morrer. “Ele tinha muitas marcas de chutes nas costas e teve também os pulsos imobilizados. Possivelmente, os criminosos tentavam obrigá-lo a revelar onde estava o restante do dinheiro levado do banco”, afirmou hoje o delegado RUY FERRAZ FONTES, da Delegacia de Roubos a Bancos, que investiga o seqüestro e assassinato.  O corpo de FÊ foi enterrado hoje pela manhã, em ITAPECERICA DA SERRA.

O depoimento do médico-legista PAULO VASQUES, amigo do perito CARLOS DELMONTE PRINTES, 55 anos, cujo corpo foi achado no dia 12, levou a polícia a confirmar que a hipótese de suicídio é praticamente certa e deve dar fim às investigações sobre o caso. DELMONTE fez o laudo necroscópico do prefeito de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL, o qual indicou que o petista sofreu tortura antes de ser assassinado, em 2002. A constatação do médico reforçaria a hipótese de crime político ou de vingança, segundo o Ministério Público.
DELMONTE deixou cartas dois dias antes da morte e destinadas ao filho dele, GUILHERME, e à mulher, LUCIANA PLUMARI. Um texto com mensagens que  remetem a um amor não correspondido por LUCIANA é o que mais reforça a tese do suicídio.

Depois de 40 dias preso, o maior problema de PAULO MALUF é seu estado mental, segundo o médico gastroenterologista SÉRGIO NAHAS, um dos responsáveis pelo atendimento ao ex-prefeito. Hoje, MALUF se internou no Hospital SÍRIO-LIBANÊS para fazer uma série de exames. Para NAHAS, o estado psicológico de MALUF é a causa do agravamento das doenças que o ex-prefeito já tinha. “Ele está intranqüilo, insatisfeito e muito magoado. Conversa, chora e, às vezes, fala coisas sem nexo. Acredito que as condições que ele teve de enfrentar causaram um tipo de mal-estar muito grande”, disse NAHAS, que descartou risco de morte. De acordo com NAHAS, MALUF, que tem 74 anos, é cardiopata, coronariopata, hipertenso, tem moléstia diverticular e gastrite. O ex-prefeito já sofreu um infarto e teve de retirar a próstata por causa de um tumor. “E tudo isso foi exposto a esse estresse. É uma pessoa que está fragilizada, não está em sua plena forma física e mental. (Psicologicamente) ele está muito mal. É uma pessoa que tem dificuldade para se comunicar, dificuldade para articular frases e palavras. Ele não está bem do ponto de vista emocional, nada bem. Isso é normal para quem passa períodos com esse”, declara.
Hoje à tarde, FLÁVIO MALUF esteve no Fórum Criminal para assinar um termo se comprometendo a comparecer perante a Justiça nas fases do processo em que a presença dele for necessária. MALUF fará a mesma coisa na próxima quarta-feira.

O último acusado pelo assassinato do jornalista TIM LOPES, ÂNGELO FERREIRA DA SILVA, foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha. Ele foi preso em 13 de junho de 2002, onze dias após o desaparecimento do repórter da Rede GLOBO, e confessou, na ocasião, que estava no carro do jornalista até o local onde foi executado, no COMPLEXO DO ALEMÃO, sob as ordens do traficante ELIAS MALUCO, em junho de  2002. ÂNGELO foi o sétimo condenado pela morte de TIM, que foi torturado, golpeado com uma espada e executado quando investigava uma denúncia de exploração sexual de menores em bailes funk no COMPLEXO DO ALEMÃO.
   
O corpo do advogado SAADUN ANSAR NAZIF AL YENABI, integrante da equipe que defende um dos réus julgados com o ex-ditador,  SADDAM HUSSEIN, do IRAQUE, foi encontrado morto com três tiros, dois na cabeça e não peito, perto de seu escritório, no bairro de AL CHAAB.
           
O poderoso furacão WILMA chegou hoje ao MÉXICO com fortes chuvas e ventos de 240/hora. Na Ilha de COZUMEL, onde se concentra o olho da tormenta. A retirada de milhares de turistas deixou CANCÚN praticamente vazia.

2 006   :   -   SÁBADO
Não estou bem neste sábado. Sinto câimbras no pé direito e isso irrita bastante. O Regimento de Polícia Montada “9 DE JULHO” está comemorando seu aniversário mas não tenho ânimo nem de sair de casa. O presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC disse que iria comparecer nessa cerimônia.
Embora esteja desanimado, procuro arrumar toda a papelada deixada nessa semana que está se findando, inclusive cuidando das memórias computadorizadas.
Na tarde, assisto o treino classificatório para o GRANDE PRÊMIO BRASIL DE FÓRMULA 1, onde o brasileiro FELIPE MASSA consegue a POLE POSITION.
Ontem, na Sociedade, recebemos uma extensa documentação da Prefeitura solicitando uma série de providências a respeito do prédio onde está instalado o MMDC e quais são as atividades da Entidade. Entre essas providências está a solicitação de encaminhamento dos relatórios de 2003, 2004 e 2005 da Diretoria Executiva. Tenho o relatório de 2005, já durante a gestão do Presidente GINO STRUFFALDI. Mas, com respeito aos outros anos, nada foi feito, face as confusões geradas pelo então presidente GERALDO FARIA MARCONDES. Começo então, com dificuldades, a elaboração desses dois relatórios, com o auxílio dos apontamentos em minhas memórias. Neste sábado, leio tudo que coloquei no computador em 2003 e 2004, com relação ao MMDC, principalmente nos grandes problemas: a história do restauro do Monumento Mausoléu e as pendengas judiciais criadas pelo IPH e pelo neto de EMENDABILI, com intuitos inconfessáveis de ganho de dinheiro a custo do Obelisco. Outro assunto que amolou bastante foi a tentativa de troca da sigla MMDC para MMDCA. No computador, começo já a relatar esses dois anos e isso não é fácil. Perde-se muito tempo.
Nesta noite, recebo um telefonema do ADALVO. Diz que recebeu a mensagem que mandei para o FELIPE, por ocasião dos seus 18 anos. O ADALVO virá nos visitar, acompanhado da MARIZETE e FELIPE, no domingo, amanhã.

Nem em seus mais bonitos sonhos o brasileiro FELIPE MASSA conseguiria pensar em algo tão bom quanto o que viveu hoje. O piloto da FERRARI conquistou o primeiro lugar e foi aplaudido de pé pelos 60 mil torcedores que compareceram ao autódromo paulista. “Foi um dia sensacional e nunca vou esquecê-lo”, admitiu MASSA. “Fazer a POLE no BRASIL é o maior feito da minha vida como piloto”, acrescentou.
Para melhorar, todo o grid lhe foi favorável. MICHAEL SCHUMACHER, que era a prioridade da FERRARI por disputar o título de pilotos, teve um problema com a pressão do combustível na última etapa do treino e ficou com a décima posição. Os carros da RENAULT, que pintavam como uma séria ameaça, também contribuíram para a festa de MASSA. FERNANDO ALONSO largará apenas em quarto, enquanto GIANCARLO FISICHELLA será o sexto. O segundo do dia foi KIMI RAIKKONEN, com JARNO TRULLI em terceiro. RUBENS BARRICHELLO surpreendeu e ficou em quinto, com JENSON BUTTON apenas na 14 ª colocação.
“Minhas chances de vitória agora aumentaram consideravelmente”, disse MASSA, que, com a pole, repetiu os feitos de BARRICHELLO em 2003 e 2004. A luta amanhã será para pôr fim ao tabu de 13 anos sem vitória de um brasileiro em INTERLAGOS – o último a triunfar foi AYRTON SENNA, em 1993.

Dois policiais militares foram assassinados num intervalo de quatro horas, hoje à tarde, na zona leste da Capital e em GUARULHOS. Segundo o comando da PM, no caso de GUARULHOS, o assassino tentou se esconder no quintal da casa de outro policial durante a fuga e acabou morto. O primeiro caso ocorreu às 10 horas, quando um soldado foi baleado na cabeça dentro da lanchonete de sua mulher, na Rua BELÉM, no BELÉM, zona leste. De acordo com a PM, o soldado estava junto com a companheira quando um assaltante invadiu o estabelecimento. O PM reagiu e foi baleado, antes que conseguisse sacar sua arma. O criminoso fugiu sem levar nada. A vítima foi levada para o Pronto Socorro do TATUAPÉ, mas não resistiu. Não há pistas do assassino.
Em GUARULHOS, outro PM foi morto por volta das 14 horas. Neste caso, a polícia trabalha com a hipótese de execução, já que a vítima levou mais de dez tiros. O policial era um sargento. Ele estava de folga num bar do BAIRRO DOS PIMENTAS, quando foi surpreendido por dois homens. De acordo com a PM de GUARULHOS, o policial levou pelo menos onze tiros. O sargento foi socorrido pelo Resgate do Corpo de Bombeiros, que o levou ao Pronto Socorro ALVORADA, onde não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a PM de GUARULHOS, um dos atiradores foi morto minutos depois. Durante sua fuga, a pé, o bandido invadiu casas do bairro. Uma das residências era de outro PM, que se surpreendeu ao ver um homem armado no quintal de sua casa. Eles trocaram tiros. O criminoso foi atingido e morreu a caminho do OS. O outro atirador fugiu e ainda não foi identificado.  

Em busca de ingressos, o público do 24º SALÃO DO AUTOMÓVEL criou um tumulto, hoje à tarde, em frente à bilheteria do PARQUE ANHEMBI, na zona norte da Capital. A área dos guichês ficou lotada. Em alguns momentos, os visitantes ameaçaram invadir o local, principalmente às 16 horas, pico de concentração de pessoas. De acordo com a organização, cerca de 70 mil visitantes foram ao evento das 13 às 22 horas, sendo que a média esperada é de 50 mil por dia. Enquanto isso, dentro do ANHEMBI, o público se esbarrava pelos corredores lotados para ver de perto os mais de 500 veículos de até 30 marcas expostos. Com câmeras digitais e de celulares, os milhares de visitantes não se cansavam de fotografar as máquinas automotivas.

O candidato do PSDB à Presidência, GERALDO ALCKMIN, abriu hoje à tarde a última semana da eleição insinuando o envolvimento direto do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, seu adversário pelo PT, no escândalo para a compra de um dossiê contra os tucanos. “Já estamos no 36º dia (desde a descoberta da operação) e não se explica a origem do dinheiro. É de 1,75 milhão de reais e dólares, provavelmente originário da corrupção envolvendo o presidente da República”.
Para o tucano, o ex-assessor de risco e mídia da campanha petista JORGE LORENZETTI, apontado pela Polícia Federal como o articulador do dossiê, seria apenas um bode expiatório. “Acho que é um absurdo não aparecer a verdade até as eleições”, disse.
A informação de que o chefe de gabinete de LULA, GILBERTO CARVALHO, telefonou para LORENZETTI para ter informações sobre GEDIMAR PASSOS, um dos petistas presos num hotel de SÃO PAULO, enquanto o dossiê era negociado, também foi alvo de críticas. Sobre a informação de que JOSÉ DIRCEU telefonou para LORENZETTI durante as investigações da PF, o tucano sugeriu que, mesmo fora do governo, o ex-ministro da CASA CIVIL continua com influência na gestão LULA.

Em comício em CURITIBA (PR), o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que concorre à reeleição, afirmou que a vitória do seu adversário representaria a volta de uma minoria “que mamou no país por 500 anos”. E atacou a imprensa por, segundo ele, dar espaço para futricas. “Nunca ninguém me viu falar mal de um deputado, um prefeito e dos meus adversários. Nunca me viu e nunca vai ver porque vou ganhar a eleição, porque educação vem de berço. Se quiserem me acusar, acusem. Vou manter comportamento digno de um presidente da República, altivo, sereno, sabedor do ódio que eles têm de mim. Eles sabem que não roubo e nem roubei. Eles sabem do meu caráter. O ódio deles é porque pela primeira vez o pobre levantou a cabeça”, disse LULA, na BOCA MALDITA, no Centro.

ROGÉRIO PIRES e PAULO ROSENBAUM da livraria FÓLIO promoveram neste sábado o 6º LEILÃO DE LIVROS RAROS E PAPÉIS ANTIGOS, no Hotel RENAISSANCE. O resultado do leilão foi positivo – 80% dos itens expostos foram vendidos. O destaque foi para a literatura brasileira. O livro ESPECTRO, primeira obra de CECÍLIA MEIRELLES, alcançou o valor de 22 mil reais e ESTRELA DA MANHÃ, de MANUEL BANDEIRA, ficou em 17 mil reais. Cerca de 90 pessoas foram até o hotel para conferir os exemplares raros expostos.

CHICO ANYSIO foi submetido a cirurgia para corrigir fratura sofrida em uma vértebra ao cair em casa. O humorista receberá alta do Hospital SAMARITANO, no RIO, amanhã, domingo.

BENEDITO RUY BARBOSA saiu do Hospital do Coração em SÃO PAULO. O autor, de 75 anos, foi internado em 25 de setembro e submetido a uma drenagem de um hematoma entre o crânio e o cérebro.

Oficiais militares das Forças Armadas incorporaram-se ao plano de preparação do governo brasileiro para uma possível pandemia de gripe no país. Juntos, Exército, Marinha e Aeronáutica destacaram 34 oficiais responsáveis pelas áreas de saúde das três armas para participar de uma espécie de treino para o “enfrentamento” de uma epidemia de proporções mundiais, o que pode ocorrer principalmente a partir da disseminação e mutação do vírus da gripe viária. 

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas hoje em um ataque com granadas de morteiro contra um mercado lotado em MAMUDIYA, 30 km ao sul de BAGDÁ. Doze granadas foram lançadas após a explosão de cinco bicicletas-bomba. Policiais e membros da milícia anti-EUA do líder religioso xiita MUQTADA AL-SADR, o EXÉRCITO MAHDI, confrontaram-se hoje em SUWAYRA, na Província de WASIT, cerca de 65 km ao sul de BAGDÁ. Nove pessoas – oito milicianos e um civil – morreram. Uma discussão entre um policial e um membro do EXÉRCITO MAHDI desatou o confronto, ocorrido um dia após a violência em AMARA entre a polícia e a milícia de AL-SADR.
Soldados americanos informaram hoje ter matado um importante coordenador dos estrangeiros que combatem em nome da AL-QAEDA no IRAQUE, mas não o identificaram. Ele foi morto em RAMADI, coração da insurgência sunita. Na Província de ANBAR (oeste), três marines morreram em combate, elevando para 78 o número de militares americanos mortos desde o início de outubro – que pode ser o mês com maior número de baixas americanas em dois anos.    

2 007    :    -     DOMINGO  
Ontem, fugindo da rotina, estive em POÁ, no aniversário do meu neto FELIPE. Veio à minha mente vários quadros de minha infância e de minha família. Os anos levaram cenas indeléveis que, estão guardadas no sub-consciente. Numa oportunidade como a de ontem, tudo isso se rememora. Neste domingo de alta temperatura, não me sinto bem. Estou desanimado. Perco muito tempo em pequenas coisas e não desenvolvo nem metade do que estou acostumado a fazer nos finais de semana.

Vamos assistir o GP DO BRASIL, a partir das 14 horas. A Fórmula 1 contrariou a lógica hoje e viu o finlandês KIMI RAIKKONEN faturar seu primeiro título mundial, apesar de todo o favoritismo de LEWIS HAMILTON e FERNANDO ALONSO. Por justiça, o piloto da FERRARI deveria reservar parte de seu troféu ao companheiro de equipe, FELIPE MASSA. Afinal, o paulista cedeu o primeiro lugar ao parceiro a 18 voltas do fim, a pedido da FERRARI. E mais: MASSA completou o GP DO BRASIL em segundo, na frente de FERNANDO ALONSO, permitindo que RAIKKONEN encerrasse a temporada com 110 pontos, um a mais que o próprio espanhol e de LEWIS HAMILTON, sétima na pista de INTERLAGOS.
A classificação equilibrada entre os três primeiros colocados faz do campeonato um dos mais emocionantes da história da categoria. Para se ter idéia, HAMILTON só acabou como vice-campeão por ter um segundo lugar a mais do que ALONSO – ambos apresentavam o mesmo número de vitórias (quatro).
Apesar de ter festejado o título longamente após a bandeirada final, a FERRARI passou algumas horas de apreensão no final da tarde. Tudo porque a FIA anunciou a suspeita de irregularidade no combustível dos carros da BMW e da WILLIAMS – caso NICK HEIDFELD, ROBERT KUBICA e NICO ROSBERG fossem desclassificados, HAMILTON subiria de sétimo para o quarto lugar e ficaria com o título. Não houve punição.

Com uma atuação distinta nos dois tempos do jogo, o SÃO PAULO venceu o CRUZEIRO, hoje, por 1 a 0, no MORUMBI e se aproximou ainda mais do pentacampeonato brasileiro. Com o resultado, o TRICOLOR chegou aos 67 pontos, ampliando para 13 a vantagem sobre o vice-líder (que agora é o PALMEIRAS) e precisa de mais seis pontos para ser campeão.
O CORINTHIANS entrou hoje no campo do ESTÁDIO DOS AFLITOS, em RECIFE, com a água batendo em seu peito na luta para não morrer afogado. Com a derrota para o NÁUTICO por 1 a 0 – gol de GERALDO, de pênalti – a água subiu à altura do pescoço da equipe alvinegra, que demonstra não ter forças para fugir da queda para o CAMPEONATO BRASILEIRO da Série B. A derrota foi trágica para o TIMÃO. A equipe permaneceu com 38 pontos e viu seus concorrentes vencerem e subirem. O GOIÁS, equipe imediatamente acima do Alvinegro na classificação do campeonato, tem 41 pontos, com três vitórias a mais do que o CORINTHIANS (12 contra 9). Já o NÁUTICO, com o triunfo de hoje, subiu para 43 pontos e passou a respirar um pouco mais aliviado. Agora, pelas contas do técnico NELSINHO BATISTA, o TIMÃO terá de somar dez pontos em 18 possíveis para fugir da degola.
O SANTOS derrapou no Campeonato ao ser derrotado pelo FIGUEIRENSE por 1 a 0, hoje à noite, em FLORIANÓPOLIS. O time santista não perdia havia quatro rodadas. Com o resultado, deixou escapar mais uma oportunidade de assumir a vice-liderança e, de quebra, caiu do terceiro para o quarto lugar, com 52 pontos. OUTROS RESULTADOS: ATLÉTICO MINEIRO 1 x VASCO 0; INTERNACIONAL 3 x JUVENTUDE 0; FLAMENGO 2 x GRÊMIO O; ATLÉTICO – PR 2 x AMÉRICA – RN  0.

O argentino DAVID NALBANDIAN pôs fim a uma temporada medíocre ao derrotar o número um do mundo, o suíço ROGER FEDERER, no final do MASTERS SERIES DE MADRI. NALBANDIAN privou FEDERER de obter o bicampeonato no torneio espanhol. Foi uma semana histórica para o esporte argentino, que além da conquista de NALBANDIAN, ganhou, na sexta-feira, a medalha de bronze no Mundial de RÚGBI, ao bater a FRANÇA, em PARIS, por 34 a 10.
O campeão foi o responsável pelos resultados mais inesperados da competição em MADRI. No caminho para o título, NALBANDIAN, de 25 anos, derrotou RAFAEL NADAL e NOVAK DJIOKOVIC, números dois e três, respectivamente, antes de vencer FEDERER.

Ganhou o prêmio de o melhor presidente do banco central do mundo em 2007 o brasileiro HENRIQUE MEIRELLES. O prêmio é concedido pela revista inglesa EUROMONEY, em WASHINGTON.

Pelo menos 17 soldados turcos morreram e 16 ficaram feridos hoje de madrugada numa emboscada de rebeldes curdos, intensificando a pressão sobre o governo da TURQUIA para enviar tropas ao norte do IRAQUE. Helicópteros artilhados e soldados turcos em terra responderam ao ataque, matando pelo menos 32 militantes. Os rebeldes curdos afirmam ter matado mais de 40 soldados turcos. O ataque levou o primeiro-ministro turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, a convocar uma reunião de emergência para considerar uma ofensiva militar contra as bases de rebeldes curdos que a TURQUIA afirma existir no IRAQUE.

O Exército dos EUA informou que 49 iraquianos foram mortos hoje em BAGDÁ. Segundo os militares americanos, as mortes ocorreram num confronto durante uma operação para desmontar uma célula de terroristas que teria recebido armas do IRÃ. O grupo era suspeito de seqüestrar membros das forças de coalisão e outros estrangeiros. A ofensiva foi a maior contra os insurgentes desde o início do ano. Os ataques ocorreram na favela xiita de CIDADE SADR, área de influência do clérigo MUQTADA AL-SADR. A ofensiva contou com auxílio de helicópteros e o uso de armamento pesado. 

2 008      :      -      TERÇA-FEIRA
As conversas em torno da grande última tragédia que enlutou SÃO PAULO e comoveu o BRASIL inteiro, culminando com o enterro da jovem ELOÁ nesta manhã, acontecem em todos os lugares. A viagem para a cidade de SÃO PAULO nesta manhã, no ônibus, as pessoas trocam idéias sobre isso.
Na Sociedade, a funcionária MARINEI também é uma das pessoas que mais se deixou influenciar pelo drama acontecido em SANTO ANDRÉ. O GATE é colocado na berlinda. Há muita censura em torno do desfecho da ocorrência, após cem horas de duração, com a morte de ELOÁ e os ferimentos causados em NAYARA. Depois, no MMDS, essas conversas se repetem. Surge um fato novo: o pai de ELOÁ é procurado pela polícia de ALAGOAS há quinze anos. Em SÃO PAULO, ele se apresentava como ALDO JOSÉ DA SILVA, mas na realidade se trata do ex-cabo da Polícia Militar de ALAGOAS, EVERALDO PEREIRA DOS SANTOS, acusado de participar do assassinato do delegado RICARDO LESSA, irmão do ex-governador RONALDO LESSA. O crime ocorreu em 1991, no bairro de BEBEDOURO, em MACEIÓ. Além do delegado, foi morto seu motorista, ANTENOR CARLOTA. SANTOS se diz inocente.
O promotor de Justiça LUIZ VASCONCELOS, que atua na 9ª Vara Criminal, disse que SANTOS foi expulso da PM por envolvimento na chamada “GANGUE FARDADA”, temido grupo de extermínio acusado também por vários outros crimes, como roubos de carros e assaltos em ALAGOAS, sob o comando do ex-TENENTE-CORONEL PM MANOEL CAVALCANTE, que cumpre pena no Presídio Federal de CATANDUVAS (PR). Além do ex-cabo SANTOS, figuram como réus no processo VALDOMIRO DOS SANTOS BARROS, VALMIR DOS SANTOS, JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, JOSÉ LUIZ DA SILVA FILHO, ADERILDO FERREIRA, CÍCERO FELIZARDO DOS SANTOS e EDGAR ROMERO DE MORAIS BARROS.
Segundo o promotor, contra o pai de ELOÁ consta ainda um mandado de prisão reeditado em 23 de abril de 2008, pelo juiz GERALDO AMORIM, sobre o assassinato de RICARDO LESSA. “O trabalho da Justiça foi feito. Expediu-se um mandado de prisão e agora cabe à polícia cumprir a parte dela, entrando em contato com São Paulo”, afirmou VASCONCELOS. “Por isso o pai não queria aparecer no caso ELOÁ, só a mãe da garota aparecia. Ele não compareceu nem ao enterro”, observou o promotor.
Durante as mais de 100 horas em que a filha esteve em poder do ex-namorado LINDEMBERG ALVES, de 22 anos, o pai da garota só foi visto quando teve uma crise de hipertensão e acabou atendido por uma equipe do SAMU. Assim que as imagens passaram em ALAGOAS, familiares teriam reconhecido SANTOS e contado a um jornalista, que publicou a notícia em seu blog e acabou alertando a polícia.
A Polícia Civil de SÃO PAULO disse que desde a manhã de ontem tinha “informes” sobre o passado do pai de ELOÁ e chegou a entrar em contato com a Secretaria da Defesa Social de ALAGOAS para checar a veracidade das denúncias. “Recebemos uma fotografia do sujeito, mas ela havia sido tirada há dez anos e estava difícil fazer o reconhecimento”, disse um delegado que atua no caso. “Quando a escrivã que colheu o depoimento do pai de ELOÁ viu a fato e reconheceu o sujeito, colocamos todas as nossas equipes atrás dele”. SANTOS está foragido. O advogado dele, ADEMAR GOMES, disse hoje que só apresentará seu cliente depois de estudar o processo. “Ele alega inocência e não pretendo entregá-lo até que minha equipe estude os autos”, argumentou.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC entra em contato comigo uma pessoa da TV CULTURA querendo entrevistar veteranos para contar como era a educação nos anos 1930. Ainda não deu tempo para falar com o presidente GINO, que hoje não apareceu na Sociedade. Também não mantém contato conosco o CORONEL MENDES, naturalmente atrapalhado com a maçonaria. Também recebo um telefonema da Universidade Federal do RIO DE JANEIRO. Eles estão fazendo um trabalho sobre a ILHA DAS FLORES e querem entrevistar veteranos da Revolução. Fica marcada uma data da segunda quinzena de novembro para a vinda de uma equipe a SÃO PAULO. Outro ponto muito grave na Sociedade é o da inadimplência de associados. O tesoureiro, TENENTE-CORONEL PM CODELO, não se interessa muito em cobrar os devedores. Com isso, a situação financeira vai piorando a olhos vistos. Vai chegar o final do ano com sérios problemas de pagamento das dívidas e, principalmente, do próprio ordenado da MARINEI. Esta, que está atenta a tudo o que se passa na Sociedade, fica aflita por ver o descaso do tesoureiro para com as coisas do MMDC. Hoje o CODELO passou correndo pela Sociedade, justamente no momento em que estou almoçando.

Os líderes das associações da Polícia Civil vão propor o fim da greve da categoria, que dura 37 dias. A decisão deve provocar novo racha entre os policiais, pois dirigentes dos sindicatos anunciaram hoje que devem propor a manutenção da paralisação. A divisão atingiu também a agenda dos policiais. As associações se reuniram com o delegado-geral, MAURÍCIO LEMOS FREIRE, e com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado VAZ DE LIMA. Já os sindicalistas e representantes de centrais sindicais foram a BRASÍLIA encontrar o ministro da Justiça, TARSO GENRO.
“Estamos otimistas. As entidades e lideranças de bom senso vão propor o fim da greve”, acreditava o secretário da Gestão Pública, SIDNEY BERALDO. Pela manhã, o governo tinha razões para o otimismo. Os presidentes das associações da Polícia Civil reconheceram avanços no pacote do governo. “Ainda está longe do que queríamos, mas é inegável o avanço. Vamos propor o fim da greve, pois ela serviu como instrumento de pressão contra o Executivo. Como agora a questão passou para o Legislativo, devemos mudar nossa forma de luta e buscar convencer os deputados a aprovar nossas reivindicações”, afirmou o presidente da Associação dos Delegados de Polícia, SÉRGIO MARCOS ROQUE. Mas, à tarde, os líderes dos sindicatos falaram. “A greve continua. A proposta é insuficiente e a base vem se manifestando pela rejeição”, disse JOÃO BATISTA REBOUÇAS, do Sindicato dos Investigadores. REBOUÇAS esteve com GENRO, que reconheceu a legitimidade do movimento dos policiais, mas disse que não ia interferir na crise. O envio do pacote da polícia à Assembléia havia pego de surpresa a maioria dos grevistas. Uma das principais reivindicações dos policiais era de que o governo “colocasse no papel suas propostas, pois só assim seria possível negociar”. Alem da reestruturação das carreiras policiais, com 16 mil promoções, e da volta da aposentadoria especial, o governo ampliou a proposta de reajuste. Além de 6,5% em 2009, propôs mais 6,5% em 2010 e a possibilidade, ao longo de cinco anos, conceder até 50% do adicional de localidade a quem se aposenta.
A possibilidade de que uma manifestação dos grevistas se transforme em novo confronto com a Polícia Militar atormenta o governo. Os ânimos na Polícia Civil estão exaltados desde que a marcha dos grevistas ao Palácio dos Bandeirantes foi debelada pela TROPA DE CHOQUE, em confronto que deixou 32 feridos. Os sindicatos querem promover um novo protesto no dia 23 na frente da Assembléia.

A polícia do RIO descarta a hipótese de o empresário ARTHUR SENDAS ter sido morto por disparo acidental e afirma que as provas apontam para uma execução premeditada pelo motorista da família, ROBERTO COSTA JÚNIOR, de 28 anos. Segundo o delegado adjunto da 14ª DP, RAFAEL MENEZES, o laudo do Instituto de Criminalística CARLOS ÉBOLI mostra que a vítima estava em posição de defesa e o tiro foi a curta distância. O depoimento de uma empregada indica que não houve discussão entre os dois.
“Os fatos e o laudo apontam para um crime intencional. Ele foi armado até a casa do empresário sem ter o porte de arma”, disse. O laudo atesta que o empresário perdeu o dedo indicador esquerdo ao tentar proteger o rosto do projétil que entrou pelo olho esquerdo e saiu pela nuca.

No coração da BARRA DA TIJUCA, no RIO, o vereador ALBERTO SALLES foi executado com três tiros na cabeça e dois nos braços, hoje pela manhã. O matador ainda teve calma para descer do veículo onde estava, um GOL branco, para desferir os tiros com uma pistola prateada calibre 40. A certeza dos criminosos de que não seriam presos foi a mesma sentida pelos assassinos do TENENTE-CORONEL JOSÉ ROBERTO DO AMARAL LOURENÇO, diretor de BANGU 3, emboscado e morto com 60 tiros na AVENIDA BRASIL, semana passada, também de manhã.
No ataque ao parlamentar, seu motorista, JOSÉ NATALINO DA SILVA, de 44 anos, foi atingido em um dos ombros. Ele desceu do carro ao ouvir os primeiros disparos. Cinco tiros ainda lhe atingiram as costas de raspão.

A publicitária RENATA ARCHILLA, de 29 anos, não alterou o tom de voz e nem mostrou desânimo ao comentar a decisão da Justiça de SÃO PAULO, que revogou hoje a prisão preventiva de NICOLAU ARCHILLA GALAN, de 81 anos, e do filho dele, RENATO GREMBECKY ARCHILLA, de 49. Eles são acusados de mandar matar RENATA, que é filha de RENATO e neta de NICOLAU, em 2001, no caso conhecido como “crime do Papai Noel”.

O empresário MARCOS VALÉRIO, acusado pela OPERAÇÃO AVALANCHE de ter sido articulador de esquema de espionagem e corrupção de delegados da Polícia Federal, foi transferido hoje da Custódia da PF para cela da Penitenciária de TREMEMBÉ (SP).
Caixa 2 do mensalão, VALÉRIO foi preso por ordem da juíza PAULA MANTOVANI, da 1ª Vara Federal. Por TREMEMBÉ já passaram o banqueiro EDMAR CID FERREIRA, do BANCO SANTOS, e investigados da SATIAGRAHA. Além de VALÉRIO, foram levados para lá os advogados ROGÉRIO TOLENTINO e ILDEU PEREIRA, suspeitos da AVALANCHE.   

A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS BANCOS (FENABRAN) apresentou hoje sua proposta final para os bancários em greve há 15 dias: reajuste de 10% para quem ganha até R$2.500 e de 8,15% para os que ganham mais de R$2.500. A proposta prevê aumento também para a Participação nos Lucros ou Resultados: a regra básica (80% do salário mais R$878) seria alterada para 90¨do salário mais R$966 – valor da parte fixa reajustado também em 10%. Nova assembléia acontecerá amanhã às 19 horas.  

O Banco Central já injetou 22,9 bilhões de dólares no mercado de câmbio, incluindo crédito à exportação, entre 19 de setembro e segunda-feira passada, dia 20, informou seu presidente, HENRIQUE MEIRELLES. Desse total, 8,5 bilhões de dólares saíram diretamente das reservas internacionais. MEIRELLES ressaltou que o valor é bem inferior ao da injeção feita nos ESTADOS UNIDOS e na EUROPA. Mesmo com as intervenções, o dólar segue em alta. Hoje, em dia de relativa calma no mercado e com três leilões promovidos pelo BC, a moeda americana subiu 5,6% e fechou a R$2,23.

Com sucessivas altas do preço do petróleo, nos últimos anos, os líderes da VENEZUELA, IRÃ e RÚSSIA, fortaleceram suas posições, o que lhes permitiu ingressar no cenário mundial usando a diplomacia do talão de cheques e, dependendo da ocasião, da intimidação. Agora, a queda violenta das receitas abre uma série de interrogações quanto à capacidade destes países arcarem com seus gastos – e com a pretensão de fazer frente à hegemonia dos EUA. Para as três nações, os petrodólares representaram um meio para alcançar um fim ideológico.

O Congresso da BOLÍVIA aprovou hoje a convocação de referendo sobre uma nova Constituição para o país, encerrando impasse que durava quase um ano. Acordo fechado entre governo e oposição prevê a realização de eleições em dezembro de 2009. Pelo que ficou acertado, o presidente EVO MORALES não poderá concorrer nas eleições seguintes, em 2014.

Após sugestão de um promotor militar, o PENTÁGONO retirou hoje as acusações de terrorismo contra cinco presos de GUANTÁNAMO. Entre eles está BINYAM MOHAMMED, acusado de tentar lançar um ataque nos EUA usando uma “bomba suja”, que combina explosivos e material radioativo. MOHAMMED confessou o crime sob tortura.

Após seis décadas, ÍNDIA e PAQUISTÃO retomaram hoje o comércio entre suas respectivas partes da CAXEMIRA – região dividida desde que os dois países tornaram-se independentes, em 1947. Caminhões com produtos indianos iniciaram uma viagem histórica para a CAXEMIRA PAQUISTANESA, enquanto outro comboio fazia o trajeto no sentido oposto.

A Justiça italiana ordenou hoje que a ALEMANHA indenize os parentes de nove pessoas mortas pelos nazistas na localidade de CIVITELLA, em 1944. O tribunal rejeitou a tese de que o direito internacional dá a BERLIM imunidade em processos de cidadãos individuais. A indenização foi estipulada em um milhão de euros. A ALEMANHA disse que não pagará. 

2 009     :       -      QUARTA-FEIRA
Nosso Professor PARDAL, JOÃO GOMES, resolveu fazer uma faxina geral na Hemeroteca VENTURA. Pretende acoplar uma cantoneira num local que ele escolheu. Hoje arquivo na hemeroteca o primeiro livro de 2008 (01-03 JAN), permitindo espaço para os livros mais novos.
em SÃO PAULO, tenho um susto ao verificar o meu saldo bancário. Está negativo em quase seis mil reais desde 8 do corrente. Isso me faz perder a calma e procuro a minha agência bancária para verificar o que aconteceu. Simplesmente foi um erro cometido pelo caixa ao não colocar o nome ao portador. O erro é sanado, mas me deixou em situação crítica por algumas horas.
CORONEL MENDES passa pela Sociedade. Conversamos sobre alguns casos em andamento. Traz ele notícias do GUILHERME LEVENSTEIN, conselheiro que sempre nos ajudou, principalmente no fornecimento de papel. Numa tarde em que a situação financeira atrapalhou meu estado de saúde, deixo a Sociedade por volta das 16 horas.

Lembra daquele PALMEIRAS aguerrido, que lutava até o fim? E daquele PALMEIRAS consistente, que parecia fadado ao título do BRASILEIRÃO? Pois saiba que aquele PALMEIRAS não existe mais. Hoje, no Estádio BRUNO JOSÉ DANIEL, foi um líder sem alma que perdeu para o SANTO ANDRÉ por    2 a 0. Com a terceira derrota seguida, o VERDÃO dá claros sinais de que dificilmente continuará no topo por muito tempo. NUNES fez os dois gols.

A Justiça condenou, em segunda instância, o MORUMBI SHOPPING a indenizar mais uma vítima do ex-estudante de medicina MATEUS DA COSTA MEIRA. Os desembargadores determinaram que a engenheira ANDRÉA CURY LANG, baleada no glúteo em 3 de novembro de 1999, durante a exibição do filme “CLUBE DA LUTA”, seja indenizada em 50 salários mínimos (R$23.500 em valores de hoje).
O processo, porém encontra-se parado na Justiça porque o advogado de ANDRÉA, ÁLVARO BENEDITO DE OLIVEIRA, entrou com embargo de declaração, contestando o acórdão. Ele considera que há dois réus no processo: o MORUMBI SHOPPING e o Grupo Internacional Cinematográfico e, por isso, pede que os dois envolvidos sejam intimados a pagar o valor da indenização.

A falta de remédios para distúrbio bipolar pode ter sido a razão do surto do ex-Polegar RAFAEL ILHA, de 36 anos, que tentou se matar enfiando um pedaço de vidro quebrado no pescoço e usando um garfo, no elevador do condomínio onde moram sua mãe e sua avó, na VILA ANDRADE, zona sul da capital, na tarde de ontem. A informação é do médico de RAFAEL, o psiquiatra ALOÍSIO PRIULI, que acompanha o ex-cantor no hospital.
RAFAEL passou por cirurgia para fazer a sutura nos ferimentos no pescoço. Segundo PRIULI, o ex-Polegar se mostrou arrependido e pede desculpas constantemente. No condomínio REAL BRASIL, onde ocorreu a tentativa de suicídio, a história não saía da boca de moradores. Um funcionário que não se identificou disse que RAFAEL, se quisesse, teria tempo de se matar antes da chegada da PM, que demorou 20 minutos. 

Os motoristas que passaram por ruas próximas à MARGINAL TIETÊ enfrentaram momentos de transtorno hoje, no segundo dia de obras nas pontes FREGUESIA DO Ó, CASA VERDE e VILA MARIA. Durante a manhã, enquanto a própria marginal fluía livre de congestionamentos, havia lentidão nas vias que levam aos três viadutos em obras.

Sete pessoas foram mortas em confrontos com policiais militares, hoje, em 11 favelas do RIO. Assim, sobe para 33 o número de mortos na guerra contra o tráfico de drogas desde sábado. Dezessete pessoas foram presas, e armas e drogas, apreendidas. O objetivo das operações nas comunidades, todas comandadas pela mesma facção, foi o de checar informações do paradeiro de criminosos que teriam participado da invasão ao MORRO DOS MACACOS. No MORRO DO JURAMENTO, em VICENTE DE CARVALHO, houve troca de tiros na madrugada, e três homens morreram.

O governo do PAQUISTÃO ordenou hoje o fechamento de escolas e universidades em todo o país, um dia após um ataque contra a Universidade Islâmica na capital, ISLAMABAD.
A intenção dos governantes é prevenir que as instituições de ensino sejam alvos de novos atentados de militantes radicais islâmicos. Hoje, estudantes da cidade de KARACHI fizeram protesto contra o atentado na universidade. 

2 010     :     QUINTA-FEIRA
Não tenho muito tempo para trabalhar no computador nesta manhã porque não consigo levantar cedo. Mesmo a leitura dos jornais é feita pela metade. Quando chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro o CORONEL PM MENDES tratando de problemas de entrega de medalhas em 12 de novembro, na Escola Superior de Soldados, em PIRITUBA. Chega uma relação com 42 indicações para as medalhas MMDC, CONSTITUCIONALISTA e PEDRO DE TOLEDO. Essa relação segue para o CAPITÃO PM ANÍSIO, encarregado de providenciar a confecção dos diplomas. O MENDES logo vai para o Grande Oriente. Deverá viajar para PIRACICABA no final do dia. MARINEI sai para resolver problemas da Sociedade quando chega o MAJOR PM MARCELO AMARAL OLIVEIRA, do 12º BPMI. Vem buscar diplomas de pessoas que já receberam medalhas nossas no Núcleo de BOTUCATU. São elas: TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO TOMA, MAJOR PM MARCELO AMARAL OLIVEIRA, CAPITÃO PM ALEKSANDER TOALDO LACERDA (atual presidente do núcleo), CAPITÃO PM JOSÉ SEMENSATI JÚNIOR, CAPITÃO PM MAURÍCIO JOSÉ RAIMUNDO, 1º TENENTE PM ALEXANDER CAGLIARI MACHADO, 1º TENENTE PM MARCELO CORNEJO NORONHA, 1º TENENTE PM RICARDO LOPES DE SOUZA SALOMÃO, 2º TENENTE PM BENEDITO FILADELFO REGOLIN, JOÃO GILBERTO MOYSÉS.

Em casa, abrindo os e-mails, recebo um do CORONEL PM NUNES FERNANDES comunicando o falecimento do CORONEL PM Ref PAULO VIEIRA DAS NEVES. Respondo-o com dados que tenho desse oficial.
ESTIMADO NUNES
PAULO VIEIRA DAS NEVES nasceu no dia 14 de junho de 1933. Entrou para as fileiras da Força Pública em 19 de outubro de 1949. Foi declarado Aspirante a Oficial no dia 15 de dezembro de 1955. Promoções: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1957; 1º TENENTE - 15 de dezembro de 1962; CAPITÃO - 24 de maio de 1966; MAJOR - 15 de dezembro de 1975; TENENTE-CORONEL - 25 de janeiro de 1979; CORONEL - 13 de maio de 1983.
Em 21 de outubro de 2010 19:48, nelson nunes fernandes escreveu:
Repasso msg de falecimento recebida para conhecimento e divulgação. Grato!
COM PESAR, COMUNICAMOS O FALECIMENTO DO CEL. REF.  PAULO VIEIRA DAS NEVES. ESTÁ SENDO VELADO NO CEMITÉRIO GETHSÊMANI, ONDE SERÁ SEPULTADO ÀS 17:00 HS. O FALECIDO ERA ASPIRANTE DE 1955, E ESTAVA COM 77 ANOS. NOSSOS SENTIMENTOS.
Na PMESP, o CORONEL PM PAULO VIEIRA DAS NEVES sempre pensava à frente. Para diminuir os índices de letalidade da corporação, nos anos 1970 já lutava por uma política preventiva. Com o objetivo de ter mais controle sobre os policiais, naquela época criou um relógio de ponto, apelidado de “patrulhômetro”, que controlava a posição de cada viatura. Testada na zona norte de SÃO PAULO, a invenção foi considerada um sucesso. O oficial também adorava estudar probabilidade e ganhou 17 vezes na Loteria Esportiva. Há anos pesquisava como ganhar na Mega Sena. Para o próximo ano, planejava fazer um grande investimento para acertar os seis números. 

Faleceu o bombeiro FLORINDO REZENDE DA SILVA, aos 78 anos, em SÃO PAULO. Nasceu no dia 5 de agosto de 1932. Na SÃO PAULO da década de 1950, a capital era ainda uma cidade sem um corpo de bombeiros adequado. Quando gritos de pessoas apavoradas chamaram a atenção de FLORINDO ele não hesitou e correu para ver o que acontecia. Era bombeiro. Na ocasião, uma criança de 10 anos tinha caído em um poço. Sem medir esforços, FLORINDO desceu, resgatou a criança já desacordada, fez respiração boca a boca e massagem cardíaca. Ela sobreviveu, um ato considerado heróico. Nascido em CARLOS CHAGAS, MINAS GERAIS, FLORINDO era criança quando a mãe resolveu abandonar a cidade e ir a pé para ARAÇATUBA, interior de SÃO PAULO. “Sempre lembrou desde episódio e da difícil vida ao lado de um padrasto que o maltratava”, conta a filha RUBINÉIA. Depois da morte da mãe, FLORINDO mudou-se para a capital. Em 1952, servindo o Exército, conheceu a esposa de maneira inusitada: em um parque de diversões, MANOELA ria de seu uniforme. “Lembrava o Recruta Zero”, conta a filha. Ele foi tirar satisfações. Se conheceram, namoraram e casaram. Tiveram seis filhos. Em 2007 comemorou bodas de ouro com MANOELA, que morreu pouco tempo depois dos 50 anos de casados. “A vida dele foi dedicada a ajudar as pessoas”, revela a filha RUBINEIA. FLORINDO foi bombeiro a vida inteira e amava a profissão. Sãopaulino e exigente, não admitia jogar comida fora e adorava pudim de leite. Deixa cinco filhos e nove netos.  Morreu o dentista

LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA CANDELÁRIA, em TAUBATÉ, aos 72 anos. Era apaixonado por artes em geral, sobretudo, por pintura e cinema. Levava os três filhos para ter contato com a sétima arte, desde quando eles eram bem novos. “Ele nos ensinou a gostar de filmes. Lembro-me bem quando ele me levou para assistir CIDADÃO KANE. Tinha 12 anos”, afirma o filho JOSÉ. Em 2010, foi um dos vencedores do Mapa Cultural Paulista 2010, onde concorreu na categoria fotografia, com um trabalho que retratava a cidade de SÃO LUIZ DO PARAITINGA. LUIZ FERNANDO também apreciava música clássica, o jazz de NAT KING COLE e tocava piano. Nascido em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, interior paulista, em 16 de setembro de 1939, formou-se em odontologia pela UNESP, em 1963. Se especializou em anatomia cirúrgica pela USP e em tratamento para portadores de deficiência pelo Centro Brasileiro de Odontologia para Excepcionais. Em 1972, concluiu doutorado em ciências odontológicas pela USP. Ainda na década de 1960, conheceu a mulher, ANA MARIA CARUSO, em CARAGUATATUBA, no litoral paulista. “Foi amor à primeira vista”, diz JOSÉ. A partir dali, namoro, noivado e casamento. Em 1982, passou a trabalhar na Universidade de TAUBATÉ (UNITAU), onde foi professor. Mas nunca deixou de lado sua vocação para ajudar os mais necessitados. De suas mãos surgiu o Projeto “CRIANÇA FELIZ”, uma rede com 60 dentistas e atendimento odontológico a crianças carentes no VALE DO PARAIBA em conjunto com a universidade. Também teve importante atuação no ROTARY CLUB DE TAUBATÉ, onde foi eleito governador distrital 2010/2011. Não assumiu o cargo em razão de problemas de saúde. Deixa viúva, três filhos e uma neta.  

Integrante do comando da campanha da petista DILMA ROUSSEFF, o deputado estadual RUI FALCÃO, foi acusado pelo jornalista AMAURY RIBEIRO JÚNIOR, de furtar o dossiê com dados fiscais violados de tucanos e familiares do presidenciável JOSE SERRA. AMAURY foi quem encomendou e pagou diretamente pela violação de sigilo. Segundo AMAURY, em depoimento à Polícia Federal, RUI FALCÃO “copiou” o conteúdo de sua investigação contra os tucanos, então armazenado num computador pessoal que estava num flat pago pelo próprio PT para AMAURY ficar em BRASÍLIA. “Pois somente ele (RUI FALCÃO) tinha a chave do citado apartamento”, disse o jornalista. As quebras de sigilo realizadas na Receita Federal ocorreram em outubro do ano passado. Nesse período, AMAURY preparava sua saída do jornal ESTADO DE MINAS, alegando problemas pessoais. Em abril deste ano, o jornalista foi convidado pelo empresário LUIZ LANZETTA para trabalhar na pré-campanha de DILMA. LANZETTA cuidava, então, de montar um “núcleo de inteligência” dentro da campanha petista. Na passagem pela capital, AMAURY hospedou-se em um flat no apart-hotel MELIÁ.

O presidente LULA e o candidato do PSDB à sua sucessão, JOSÉ SERRA, trocaram acusações hoje em torno do episódio de véspera no RIO, em que o tucano foi atingido por um objeto atirado por militante petista durante caminhada de campanha. LULA acusou SERRA de ter praticado uma “farsa” e chegou a usar expressões como “mentira descarada” ao se referir ao caso. O tucano reagiu com indignação: “Fico preocupado com a principal autoridade da República dando cobertura a atos de violência.” Segundo o presidente, SERRA foi atingido por uma bolinha de papel e seguiu caminhando por 20 minutos, quando recebeu telefonema “de algum assessor da publicidade da campanha que lhe sugeriu para parar de caminhar e pôr a mão na cabeça para criar um factóide”. “O doa de ontem deve ser chamado de o dia da farsa, o dia da mentira”, criticou LULA, baseado em reportagem do SBT, que registrou apenas o momento anterior à agressão. LULA comparou o episódio ao que protagonizou o ex-goleiro ROBERTO ROJAS que, em 1989, fingiu ter sido atingido por um foguete no MARACANÃ, suspendendo a partida entre BRASIL e CHILE pelas eliminatórias da COPA DO MUNDO.   

Dois dos seqüestradores do publicitário WASHINGTON OLIVETTO fugiram da prisão. Eles saíram da cadeia no dia 11 de outubro, porque receberam o direito de visitar parentes no DIA DAS CRIANÇAS, mas deveriam retornar até as 13 horas do dia 18 à Penitenciária de ITAÍ, no oeste de SÃO PAULO, que abriga só presos estrangeiros. O chileno MARCO RODOLFO RODRIGUES ORTEGA e o colombiano WILLIAM GAONA BECERRA estavam hoje na lista de procurados da polícia. Condenados a 30 anos de prisão, eles estavam presos desde 1º de fevereiro de 2002, quando foram detidos em uma chácara em SERRA NEGRA, em companhia do líder do grupo, MAURÍCIO HERNANDEZ NORAMBUENA, segundo homem na hierarquia do grupo de esquerda chilena FRENTE PATRIÓTICA MANOEL RODRIGUES (FPMR). Tanto GAONA quanto ORTEGA estavam no regime semiaberto e tinham o direito de sair cinco vezes por ano de prisão, depois de cumprirem mais de um sexto da pena. ORTEGA recebeu o benefício em maio, pois tinha bom comportamento. Suspeita-se de que ele usou uma saída anterior da prisão para planejar a fuga e que ambos tenham deixado o BRASIL. Três destinos são possíveis: CHILE, COLÔMBIA e ARGENTINA.
Líder dos seqüestradores de WASHINGTON OLIVETTO, o chileno MAURÍCIO NORAMBUENA, cumpre pena de 30 anos na penitenciária federal de CATANDUVAS (PR). Ele é o único dos réus do caso no cárcere de segurança máxima. Em setembro, o presidente do CHILE, SEBASTIÁN PIÑERA, disse que ia pedir ao BRASIL a extradição de NORAMBUENA. No CHILE, foi condenado à prisão perpétua pela morte em 1991 do senador JAIME GUZMÁN, da União Democrática Independente (UDI), partido do ditador AUGUSTO PINOCHET que apóia PIÑERA. NORAMBUENA também foi condenado pelo seqüestro em 1991 de CHRISTIAN EDWARDS, herdeiro do jornal EL MERCÚRIO.
OLIVETTO foi seqüestrado em 11 de dezembro de 2001. ele ficou 53 dias no cativeiro e foi libertado depois da prisão de quatro homens e duas mulheres em SERRA NEGRA. Com as investigações da Divisão Antissequestro surgiram provas de que o seqüestro foi uma ação da FPMR e do MIR-EGP-PL (EXÉRCITO GERAL DOS POVOS-PÁTRIA LIVRE), que se considera uma organização irmã do grupo guerrilheiro colombiano EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL (ELN), do qual BECERRA era integrante. Parte da família de BECERRA foi morta na guerra civil por paramilitares de direita da AUC (AUTODEFESAS UNIDAS DE COLÔMBIA) Os réus sempre negaram a participação do ELN. 

A disputa em torno de quem deve guardar os restos mortais do BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR, patrono e fundador da Polícia Militar, pôs em lados opostos religiosos e o comando da polícia militar. Tudo porque os coronéis querem exumar o corpo do brigadeiro e transferi-lo da Igreja da Ordem Terceira de SÃO FRANCISCO, no centro, para um futuro mausoléu que será construído a um quilômetro dali, no quartel do antigo 2º Batalhão de Guardas, no Parque DOM PEDRO II, região central. Marido da Marquesa de Santos, TOBIAS DE AGUIAR teria como companheiros em seu novo jazigo outras figuras históricas da corporação, como o TENENTE-CORONEL JOAQUIM INÁCIO BATISTA CARDOSO, primeiro chefe do regimento de cavalaria e avô do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, o primeiro chefe de infantaria e o primeiro comandante-geral. O antigo quartel, hoje abandonado, se transformaria em um Centro Cultural e Museu da PM, com o túmulo dos ilustres no átrio central. O plano conta com o apoio do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador ANTÔNIO CARLOS VIANA SANTOS, e da Casa Civil do governo do Estado, mas, para que se torne realidade, a PM terá de vencer a resistência da ministra e dos conselheiros da Ordem Terceira, “completamente contrários”a qualquer intervenção. A ministra MARIA DO NASCIMENTO SILVA, de 45 anos, é a responsável pela tradicional igreja franciscana, no largo que leva o nome do santo e abriga a Faculdade de Direito da USP. “Não há motivo para mudá-lo de lugar. O BRIGADEIRO TOBIAS foi ministro da Ordem por quatro anos, entre 1851 e 1854, e sua história está bastante ligada a ela. Além disso, em seus últimos desejos, ele disse à mulher, DONA DOMITILA, que queria ser sepultado na capela da igreja”, disse a ministra. “Nada pode ser maior que sua vontade, que está até mesmo descrita em sua biografia.” O plano da corporação, com a construção do novo mausoléu – inspirado nas criptas de ABRAHAM LINCOLN e MARTIN LUTHER KING, em ILLINOIS e ATLANTA (EUA); de JUSCELINO KUBITSCHEK, em BRASÍLIA; e,s segundo relatório da PM, no templo indiano TAJ MAHAL – é “redescobrir” a história de TOBIAS DE AGUIAR. “Poucos conhecem sua trajetória hoje. Com a nova cripta, dentro de um museu aberto a todos, a sociedade poderia conhecer melhor toda a história da corporação”, disse o CORONEL PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO, assessor especial do Comando Geral da PM. Em abril, o Comando criou um grupo de trabalho – com arquitetos, paisagistas e policiais – para estudar a transferência do corpo. Como argumento para convencer os órgãos de patrimônio, já que a igreja é tombada, a PM afirma que tem “consentimento dos familiares” de TOBIAS DE AGUIAR e diz que o corpo ‘ficará entre aqueles que mais o veneram e cultuam”, dentro da “única instituição mantenedora das tradições inerentes ao seu nome”. Um documento com o pedido oficial de exumação foi encaminhado ao governo do Estado em 30 de março, assinado por VIANA SANTOS, pelo corregedor-geral do TJ-SP, desembargador ANTÔNIO CARLOS MUNHOZ SOARES, e pelo Comandante-Geral da PM, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. Em 6 de julho, a proposta chegou ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado (CONDEPHAAT). Técnicos vistoriaram o túmulo e a questão agora passa por análise dos conselheiros. Não há prazo para votação. Até aqui, PM e Igreja não discutiram oficialmente a questão, mas, por enquanto, nenhuma das partes parece disposta a ceder. A corporação afirma que pretende chegar a um “acordo” com a Ordem para conseguir remover os restos mortais e ressaltou que ainda não recebeu “resposta oficial”. “Serão três anos de obras para que o museu e o mausoléu fiquem prontos. Até lá, chegaremos a um bom termo”, disse o CORONEL PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO. A fraternidade afirma que vai manter sua “posição histórica” sobre a questão – já houve pedidos negados em 1976 e 1981 pela PM de SOROCABA (cidade natal de TOBIAS) – e encaminhou ao CONDEPHAAT documento no qual os conselheiros declaram que o corpo, embalsamado, deve permanecer “intocado na cripta”, sem que “nenhuma parte” seja retirada. “Vamos manter a posição, mas também levantar uma alternativa: que tal a PM voltar a utilizar nossa igreja para cerimônias oficiais, como fez até a década de 1970?”, indaga a ministra da Ordem. “É uma chance de ficar junto de seu fundador e reforçar os laços com a comunidade.”

Começou a restauração do mais famoso quartel de SÃO PAULO. Seis anos depois do incêndio que destruiu toda a ala esquerda do quartel das Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA), o prédio na LUZ, no centro da cidade, deve ficar pronto em 2011, ano em que o quartel completará 120 anos. Ao todo devem ser gastos 3,7 milhões de reais na obra. Olhando da calçada da Avenida TIRADENTES, tudo parece normal no imenso quartel amarelo. Poucas marcas na parede demonstram o verdadeiro estado do prédio. Toda a ala esquerda foi consumida pelo fogo, em um incêndio suspeito que levou cinco horas para ser controlado. Dentro do edifício nada restou. Somente as paredes antigas serão mantidas. Por dentro, foram lançadas colunas para a nova fundação do prédio. Elas terão papel de escorar as paredes antigas e sustentar o piso do primeiro andar. Originalmente, era feito de pinho de RIGA, trazido para cá quando a cidade pertencia ao império russo – hoje é a capital da LETÔNIA. “Seria muito caro refazer o interior do prédio. Por isso, optamos por uma laje revestida por um assoalho”, afirmou o TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO TELHADA, comandante do 1º Batalhão de Choque “TOBIAS DE AGUIAR”. O quartel erguido em 1891 foi projetado pelo arquiteto RAMOS DE AZEVEDO com base em desenhos de fortalezas européias do século XIX. A filiação do arquiteto à maçonaria se refletiu em seu projeto. Toda uma arquitetura maçônica pode ser observada no prédio, do número de degraus de um andar para o outro (33, correspondentes ao grau mais elevado na hierarquia da maçonaria) até mesmo nas formas de triângulos perfeitos do piso de origem italiana e dos desenhos das telhas importadas de MARSELHA, no sul da FRANÇA. Seus subterrâneos ainda mantêm parte do sistema de túneis que eram usados como rota de fuga. O lugar abriga um pequeno museu com peças históricas do quartel e da unidade.   

BUENOS AIRES parou hoje por causa dos protestos contra o assassinato de MARIANO FERREYRA, militante de 23 anos do Partido OBRERO, grupo trotskista. O jovem foi morto a tiros supostamente por sindicalistas ferroviários em uma emboscada na quarta-feira à tarde. Os assassinos integrariam a Confederação Geral do Trabalho, central sindical aliada à presidente CRISTINA KIRCHNER. Outra militante, ELSA RODRÍGUEZ, de 56 anos, foi baleada na cabeça e estava em estado grave até hoje à noite. O PO (PARTIDO OBRERO) acusa o governo KIRCHNER de conivência na “selvagem matança”;

Novos resultados de uma missão da NASA realizada há pouco mais de um ano mostram que há muito mais água na LUA do que os cientistas imaginavam. Em apenas uma cratera do satélite calcula-se que pode haver quase quatro bilhões de litros, o suficiente para encher 1,5 mil piscinas olímpicas. A prova de que a LUA é um mundo dinâmico, e não seco e desolado, oferece a possibilidade da criação de postos espaciais, nos quais futuros astronautas poderiam encontrar água para beber e para fabricar combustível para naves, dizem cientistas.

Um austríaco que foi o primeiro europeu a usar um braço artificial de alta tecnologia morreu em um acidente de carro. O veículo que ele conduzia saiu da rua e se chocou contra uma árvore. CHRISTIAN KANDLBAUER, de 22 anos, havia perdido ambos os braços em 2005, mas vinha conseguindo levar uma vida quase normal graças a uma prótese robótica controlada pela mente que usava no lugar do braço esquerdo e uma prótese comum no lugar do direito. Ele morreu nesta quinta-eira, informou o médico, ANDREAS WALTENSDORFER, de um hospital da cidade de GRAZ, na ÁUSTRIA, onde KANDLBAUER estava internado em estado grave desde o dia 19, dia do acidente. A causa do acidente não está clara. Tanto a polícia quanto o médico dizem que é impossível determinar se o desastre foi provocado por problemas no funcionamento das próteses. KANDLBAUER, que dirigia até o trabalho todas as manhãs, depois de obter uma carta de motorista há um ano, dizia que sua qualidade de vida melhorara muito por causa da prótese biônica – capazes de reconhecer sinais de seu cérebro e responder aos estímulos. Para que a prótese funcionasse, quatro nervos de KANDLBAUER foram desviados para os músculos do peito esquerdo, explicou o especialista HUBERT EGGER. O carro de KANDLBAUER tinha adaptações especiais, incluindo um freio de mão e botões para operar funções como setas e o limpador de para-brisa.

2 011        :       -       SEXTA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO
DITADOR MUAMAR KADAFI É MORTO
Líder líbio foi capturado vivo e suspeita-se de execução sumária. Multidões saem às ruas para comemorar a “LÍBIA LIVRE”. OBAMA pede transição para democracia e adverte outros ditadores.
De forma sangrenta, a LÍBIA encerrou ontem a ditadura de 42 anos de MUAMAR KADAFI. Em circunstâncias ainda não esclarecidas, o ditador foi morto durante a fuga de seu comboio de sua cidade natal, SIRTE, último reduto do antigo regime. “Eu gostaria de tê-lo capturado vivo. Mas ele está morto”, disse o dirigente rebelde MAHMOUD JIBRIL. Quase indiferentes às suspeitas de uma execução sumária, multidões festejaram nas ruas de TRÍPOLI o que consideram ser a “LÍBIA LIVRE”: “Eu ainda não consigo acreditar que ele se foi. Nós nunca tínhamos experimentado essa sensação antes”, disse um jovem líbio que comemorava. O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, pediu a construção de uma LÍBIA democrática e advertiu outros líderes árabes que ditaduras “inevitavelmente chegam a um fim”.
O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO traz um encarte sobre “A MORTE DO DITADOR” – SEM KADAFI, nasce a “LÍBIA LIVRE”.  

Mantenho contato telefônico com o PADRE CARLOS ALBERTO CIRTO DE OLIVEIRA, da Paróquia NOSSA SENHORA DE LOURDES – contactado inicialmente pela nossa associada MARIA CECÍLIA MUSUMECI. Está confirmada a sua presença em FINADOS, no Monumento Mausoléu para a missa em homenagem aos heróis do Movimento Constitucionalista de 1932. Procuro ligar para o MAESTRO RICARDO, mas não consigo. A idéia da Professora MARIA ODETTE é que o CORAL, dirigido pelo maestro, abrilhante o FINADOS no Obelisco.
Hoje, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, tenho uma tarefa complicada com relação ao evento do dia 19 de novembro, no CLUBE DE REGATAS TIETÊ. É que há um desdobramento na simples entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO: além das pessoas relacionadas pelo TENENTE PM NATANAEL, Presidente do Núcleo LESTE, há agora o Comandante do CPOR/SP, CORONEL BARBOZA, por solicitação do Presidente da SOAMI, uma vez que ele irá deixar o Comando. Outras três autoridades estão relacionadas pela SOAMI também para serem condecoradas. Ainda aparece um pedido do Professor ADILSON CÉZAR para entregar o COLAR DO ALVARENGA para o SARGENTO PM CLEMENTE. Por final, há também seis integrantes da própria diretoria do TIETÊ. Mas isso tudo irá acontecer, pois demonstra que a Sociedade está sendo altamente prestigiada. A visita do Senhor CEZÁRIO LANGE, pai do TENENTE-CORONEL PM CEZÁRIO LANGE, Cmt do 44º BPMM, de GUARULHOS, acompanhado do Venerável Mestre CARLOS ALBERTO DE FREITAS, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “GRANDE BENFEITORA APÓSTOLOS PAULISTAS”, filiada ao Grande Oriente Paulista, vai preencher uma boa parte da tarde. Eles vêm conversar comigo sobre uma palestra que irei proferir, dia 21 de novembro, no Templo situado à Rua Dr OLAVO EGÍDIO, 185 – SANTANA, sobre a Revolução Constitucionalista.
Também acerto, por telefone, com o CAPITÃO PM HERBERT, Presidente do Núcleo “GINO STRUFFALDI”, uma viatura para me conduzir até o CPA/M-5, no dia 24 (segunda-feira) a fim de participar da cerimônia de passagem de Comando. O CORONEL PM WELLINGTON LUIZ DORIAN VENEZIAN foi classificado, por efeito de promoção, nesse Comando. Já está à testa do CPA/M-5 desde setembro, mas a solenidade perante o público será realizada somente agora. Nosso amigo OLIVEIRA quer conversar comigo e não posso lhe dar a devida atenção por causa dessa movimentação na Sociedade. Ele vem acompanhado do RAFAEL. Mesmo assim atendo seu pedido antes de deixar o MMDC.
Ao chegar em casa LUCINDA traz a novidade do nascimento do CHRISTIAN, filho da KELLEN CRISTINA. Veio ao mundo, através de cesariana, por volta das 15 horas desta sexta-feira. É neto da DORA e do JOSÉ (irmão da LUCINDA).

Por volta das 19 horas, abrindo os e-mails recebidos, recebo este do meu neto FELIPE, respondendo os parabéns que lhe dei ontem, virtualmente também, por ocasião de seu aniversário.
Caro Vó,
Obrigado por lembrar da data de meu aniversário.
Creio que em breve estarei trabalhando próximo a casa do Sr, em Guarulhos, numa empresa chamada ABB, concorrente direta da Siemens (minha empresa atual), o principal motivo é que fui transferido para Jundiaí conforme havia comentado com o Sr, e não compensaria para mim vir morar aqui pela quantidade de gasto que eu teria com faculdade, moradia, alimentação, transporte e etc... Nesse momento estou fazendo o percurso de Poá - Jundiaí - Jundiaí -Poá todos os dias, isso é um tanto quanto cansativo, totalizando 230km por dia de viagem, mais esse sufoco de trem lotado pela manha e pela tarde. Em compensação indo para a ABB em Guarulhos, teria 34km de distância da minha casa até lá, faculdade próxima à empresa, transporte num valor bom, fora que a empresa oferece várias modalidades de exercício físico, como academia de musculação, piscina, quadra de futebol, tênîs, entre outras coisas.
Consegui passar na entrevista, já fiz os exames médicos, entrega de documentos, exceto a baixa na carteira, que irei apresentar somente quando o rh entrar em contato comigo para que eu possa me desligar da Siemens, nesse momento a vaga não está no sistema, mas estará em breve. Portanto é só aguardar, haja paciência.
Na verdade mesmo, a minha idéia é passar pela ABB que é uma grande empresa também, e quando terminar a minha faculdade tentar uma experiência profissional no exterior, seja pela própria empresa ou por conta, é claro, com endereço certo ao chegar lá, afinal, ir para outro país e ficar caçando emprego, tendo um emprego fixo aqui não seria muito inteligente.
Essa semana o Carlos esteve em casa com a Marli, é a primeira vez que ela vê a nossa casa pronta, agora o Sr tem que combinar um dia para tomar um cafezinho na casa nova, rsrs.
Um forte Abraço de seu neto Felipe.
Atenciosamente,
FELIPE GEORGE VENTURA FREITAS
SIEMENS Ltda.
IC SG EA ENG PROJ - Engenharia
Energy Automation Engineer Project
Av. Eng. João Fernandes Gimenes Molina, 1745
Dist. Industrial - Jundiaí - SP - Brasil
CEP: 13213-080
E-mail: felipe.freitas@siemens.com

From: Mario Ventura [mailto:celmario@gmail.com]
Sent: sexta-feira, 21 de outubro de 2011 00:51
PARABÉNS
FELIPE
Um grande abraço na data de seu natalício

espn.com.br (Todos os direitos reservados - ESPN do Brasil)
Por ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 21/10/2011
Juliana e Larissa vacilam, mas se recuperam a tempo e conquistam bicampeonato no México
Atuais campeãs pan-americanas e mundiais, as brasileiras vacilaram no segundo set, mas se recuperaram no tie-break e venceram as mexicanas em Guadalajara
Juliana e Larissa vacilam, mas se recuperam a tempo e conquistam bicampeonato no México
VIPCOMM
Reprodução/ESPN
Atuais campeãs-pan-americanas, Juliana e Larissa eram as grandes favoritas ao ouro no vôlei de praia feminino em Guadalajara, mas na final desta sexta-feira, diante das mexicanas Mayra Aide Garcia e Bibiana Candelas, elas chegaram a dar um susto na torcida brasileira e quase deixaram o bicampeonato escapar. Com mais emoção do que o previsto, a dupla líder do ranking mundial venceu as donas da casa por 2 sets a 1, com parciais de 21-16, 22-24 e 22-20. O resultado veio para coroar o ano de Juliana e Larissa, que conquistaram em 2011 o hexacampeonato do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Bronze no Pan de 2003 e ouro em 2007, elas chegaram ao bicampeonato em Guadalajara quase invictas em sets - perderam apenas um deles em toda a competição, justamente para Mayra e Bibiana, na final. A dupla também entrou para a história com essa conquista, sendo a primeira da modalidade a conquistar um bicampeonato no Pan. Enquanto isso, as mexicanas, conseguiram em Guadalajara o melhor resultado delas em Pans ­ quatro anos atrás, no Rio, elas ficaram apenas com o bronze. Enquanto isso, em terceiro lugar ficaram as portorriquenhas Yarleen Santiago e Yamileska Yantin. Elas perderam para Juliana e Larissa na semi, mas se recuperaram e bateram as norte-americanas Emily Day e Heather Hughes por 2 sets a 1 (21-16, 16-21 e 15-7). O jogo ­ A final de vôlei de praia feminino foi mais emocionante do que muitos esperavam ­ especialmente os torcedores brasileiros. Atuais campeãs mundiais e também campeãs pan-americanas, Juliana e Larissa entraram em quadra invictas na competição, sem terem perdido sequer um set. Favoritas, elas teriam que enfrentar as donas da casa Mayra Aide Garcia e Bibiana Candelas e toda a torcida que elas levariam junto. No primeiro set, as brasileiras jogaram bem e impuseram um bom ritmo de jogo, mesmo com o calor forte em Guadalajara. Errando pouco, elas conseguiram vencer as mexicanas por 21 a 16. Só que o segundo set foi diferente. Mayra e Bibiana voltaram melhor e equilibraram o jogo com as brasileiras que, apesar de terem tido dois match points para encerrar a partida, vacilaram e acabaram tomando a virada das donas da casa. O tie-break foi o mais emocionante de todos os sets. As mexicanas chegaram a abrir grande vantagem, mas Juliana e Larissa demonstraram grande poder de recuperação e viraram o jogo, fechando o set que deveria ser mais curto em 22 a 20.
É oficial: o BRASIL tem um novo recordista de medalhas de ouro nos Jogos PAN-AMERICANOS. THIAGO PEREIRA conquistou sua 11ª medalha de ouro hoje ao faturar a prova dos 200 metros costa. E para quem duvidava de sua capacidade física após a maratona a que submeteu seu corpo em GUADALAJARA, o nadador bateu seu próprio recorde pan-americano, 1min57seg42, estabelecida no PAN no RIO, em 2007. Ele superou o mesatenista HUGO HOYAMA, que acumula dez medalhas. Outra surpresa agradável da noite foi a prata de GRACIELE HERRMANN nos 50 metros livre. A vencedora foi a norte-americana LARA MARIE JACKSON. O BRASIL também foi bronze no revezamento 4 x 100 m livre feminino com FABÍOLA MOLINA, TATIANE SAKEMI, DAYNARA DE PAULA e TATIANA BARBOSA. 
Em uma cerimônia emocionante o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) e o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO entregaram à cirurgiã gastroenterologista ANGELITA HARB-GAMA o Prêmio PROFESSOR EMÉRITO de 2011, no Teatro do CIEE em SÃO PAULO. Com o teatro repleto, autoridades, professores, intelectuais, médicos e alunos aplaudiram de pé a premiação. “Este é um dos deliciosos episódios de felicidade da minha vida”, disse ANGELITA, no discurso de agradecimento. “É um vigoroso estímulo e vejo as minhas responsabilidades multiplicadas. Empenharei ao máximo a minha capacidade e entusiasmo pela educação e saúde.”

O delegado IRAÍ SANTOS DE PAULA, do 98º DP (JARDIM MIRIAM) na zona sul de SÃO PAULO, foi afastado do cargo após a demora de policiais em registrar o seqüestro de RENAN FOGAÇA ALÍPIO, de 22 anos. ALIPIO foi baleado e morreu no dia 16, em DIADEMA, no ABC paulista, depois de ser seqüestrado na frente de casa, em PEDREIRA, zona sul. A família chegou ao DP 45 minutos após o crime. “Os policiais falaram que era preciso esperar 24 horas para registrar”, disse a prima de ALÍPIO, MÁRCIA FOGAÇA, de 35 anos.

Preso há quatro dias no PARAGUAI, o traficante ALEXANDER MENDES DA SILVA, o POLEGAR, de 37 anos, chegou nesta tarde ao RIO. Ele desembarcou no Aeroporto SANTOS DUMONT, vindo de PONTA PORÃ (MS), escoltado por dez agentes e um delegado da Polícia Federal. Depois, foi levado ao presídio de BANGU 1, na zona oeste da capital fluminense, onde ficará provisoriamente. Ele será transferido para um presídio federal.

Após conversa de quase uma hora e meia com a presidente DILMA ROUSSEFF, o ministro ORLANDO SILVA (ESPORTE) foi mantido no cargo. Sentindo-se pressionada pelo noticiário, preocupada em não melindrar o PC do B e irritada com declarações de um dirigente da FIFA que tratara o ministro como já demissionário, DILMA recuou da decisão de afastar ORLANDO. “O governo não condena ninguém sem prova”, disse ela em nota. Segundo ORLANDO, a presidente recomendou-lhe serenidade. “Desmascarei todas as mentiras”, disse o ministro. A cúpula do partido de ORLANDO, o PC do B, não aceitava indicar outro nome para o cargo e ameaçava deixar a base governista. Em depoimento à Polícia Federal, o PM JOÃO DIAS, delator do suposto esquema de corrupção, disse ter sido informado por terceiros que metade do dinheiro desviado de convênios com ONGs ligadas ao PC do B era destinada a ORLANDO.
O Ministério do Esporte publicou hoje no Diário Oficial da União a rescisão do convênio fantasma de 911 mil reais com o Instituto de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (IDEC) para o Programa SEGUNDO TEMPO na cidade de NOVO GAMA (GO). A decisão do ministério foi oficializada um dia depois de o jornal O ESTADO ter revelado que a pasta renovara, em 25 de agosto, o mesmo contrato até agosto de 2012. A ONG é de fachada e, apesar de ter assinado o convênio no dia 31 de dezembro de 2009, jamais executou o projeto.

ANTÔNIO JOSÉ SILVA, o BELÉ, era um empresário bem-sucedido da cidade de AURIFLAMA, localizada no noroeste paulista, ao centro de uma microrregião, entre JALES e ARAÇATUBA, quando resolveu entrar para a política. O ano era 1988 e, de lá para cá, o pequeno industrial nunca mais saiu das importantes decisões sobre o município, conhecido como a “capital da lingerie”, por ter na indústria de confecções femininas a principal atividade econômica. O município é considerado importante pólo do setor na região Noroeste do Estado de SÃO PAULO. BELÉ foi vereador por cinco mandatos consecutivos e por quatro vezes presidente da Câmara Municipal. Seu último mandato à frente da Câmara iniciou-se no dia 1º de janeiro de 2011.Antes disso, BELÉ chegou a ser chefe de gabinete da prefeitura, entre 1989 e 1992. Nesse período, licenciou-se do cargo no legislativo para auxiliar o poder executivo de sua cidade. Durante os anos em que esteve à frente do legislativo de AURIFLAMA, BELÉ viu também sua cidade tornar-se importante pólo educacional, com a criação da FAU (Faculdade de AURIFLAMA), que conta com quatro cursos de graduação, tecnológicos e pós-graduação. A faculdade vem inibindo a vazão de estudantes para outras localidades, oferecendo ensino de qualidade aos moradores. O Direito, por exemplo, trouxe de volta para a cidade cerca de 70 advogados que hoje atuam em AURIFLAMA. BELÉ morreu nesta sexta-feira, de infecção generalizada, aos 56 anos. Ele nasceu em 1955.

O comerciante YURI ANDRÉ DE SOUZA MILANI BARIZON, de 21 anos, foi preso, acusado de encomendar a morte do padrasto, DANIEL LISCOSKU, e da própria irmã, RAÍRA CRISTINA, de 14 anos, por causa de uma herança. Os dois foram mortos a tiros, no fim de semana passado, na chácara da família em ARAÇOIABA DA SERRA, interior do Estado. A mãe do comerciante, SIRLENE, e outra irmã, RAÍSSA CRISTINA, de 18 anos, também foram baleadas, mas sobreviveram. YURI nega as acusações. Foi ele quem procurou a polícia na noite dos assassinatos para dizer que bandidos tinham invadido a chácara da família. De acordo com sua versão, ele chegava com o carro da mãe e foi recebido a tiros. Duas balas atingiram o carro, conforme mostrou aos policiais. Na casa, o casal e as duas jovens foram encontrados baleados, mas SIRLENE e RAISSA estavam vivas e foram levadas ao Hospital Regional de SOROCABA. Segundo o delegado ACÁCIO APARECIDO LEITE, da Delegacia de Investigações Gerais de SOROCABA, as investigações levaram a MAICO MILANI, primo do comerciante e a um amigo de ambos, LEANDRO DA COSTA. Eles disseram que foram aliciados por YURI para matar as quatro pessoas. Os dois também estão presos. Eles contaram que o comerciante estava inconformado porque a mãe havia iniciado um relacionamento com DANIEL. O pai do rapaz morreu há alguns anos e a mulher se casara com outro homem. Ele temia eu os bens da família fossem dilapidados pelo padrasto. A avó paterna de YURI também teria deixado seus bens sob a administração de SIRLENE. YURI temia ser excluído da herança. Para simular um assalto, ele pediu eu os dois comparsas atirassem no carro. O comerciante e os atiradores tiveram a prisão temporária decretada. Eles foram levados nesta semana para o CDP de SOROCABA e vão responder por duplo homicídio qualificado.   

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, anunciou hoje o fim da GUERRA DO IRAQUE, que custou um trilhão de dólares, deixou 4.497 militares mortos em quase nove anos e tornou-se extremamente impopular entre os americanos. Os soldados remanescentes deixarão o IRAQUE até o fim de dezembro, como previsto no calendário traçado pela CASA BRANCA em 2008. A segurança interna iraquiana, abalada por freqüentes ataques de grupos radicais religiosos e étnicos, passará a ser responsabilidade exclusiva do governo do primeiro-ministro NURI AL-MALIKI. “Quando tomei posse, 180 mil soldados estavam nas guerras do IRAQUE e do AFEGANISTÃO. No fim deste ano, esse número será cortado pela metade. E não se enganem: continuará a diminuir”, disse OBAMA.

Em frigorífico de MISRATA, o corpo de MUAMAR KADAFI, morto ontem, virou atração: novas imagens de cinegrafistas amadores, somadas aos ferimentos dos cadáveres do ditador líbio e de seu filho, MUTASSIM, reforçaram os indícios de que ambos foram executados por rebeldes horas após a captura, relata ANDREI NETTO, enviado especial à LÍBIA pelo O ESTADO DE SÃO PAULO. A ONU pediu investigação.

2 012    :     -    DOMINGO
Finalmente tenho um domingo tranqüilo Embora tenha levantado tarde, na parte da manhã consigo atualizar os dias 16, 17 e 18 de outubro, onde faltavam algumas anotações, lançando-os em “MEMÓRIAS DO VENTURA”. Na tarde, procuro atualizar as outras datas. Estamos com o IAGO em casa. Apesar de sua doença, a diabetes, ele se conforma com as necessidades alimentares e hoje a taxa de insulina estava em um pouco mais de 200. Precisa melhorar ainda mais e ele se esforça nesse sentido. Dá dó ele mesmo fazendo as picadas na ponta do dedo para examinar a taxa no sangue. Depois, cuida ele mesmo da alimentação. Mas os hábitos alimentares de todos na família também mudaram.
Vejo as imagens da solenidade de ontem no Monumento Mausoléu. O ARISTIDES mandou-me 21 delas. Ele está no FACEBOOK e tem amor pela participação na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Algumas dessas imagens coloco em “MEMÓRIAS DO VENTURA”.        
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO tem na página 8 “NOSSA OPINIÃO” com a manchete NOSSOS IRMÃOS DE FARDA:
A execução em série de policiais militares, numa escalada inédita, traz de volta a antiga questão do pouco-caso que a sociedade brasileira faz de seus guardiões, daqueles que cuidam de sua defesa, que garantem sua tranqüilidade. Ao contrário do que acontece nos ESTADOS UNIDOS, onde o cinema e a televisão já produziram uma infinidade de filmes e seriados tendo os tiras como heróis, entre nós prevalece noção oposta e generalizada. Aqui, a música popular, o teatro, o cinema, a literatura e outras artes preferem endeusar o malandro, o marginal, o bandoleiro. É difícil lembrar uma única criação artística brasileira focada no trabalho e na vida do homem da lei.
Esse descaso das artes reflete a realidade de que prevalece, entre os cidadãos, alto grau de desconfiança em relação aos profissionais da segurança pública. O fundo de verdade para essa atitude, por certo, está nos excessos cometidos há décadas em delegacias, quartéis e outras repartições. Historicamente, pode-se afirmar, existem os registros de torturas, corrupção, arbitrariedades de toda ordem que se associam à atividade policial.
São excessos que não podem apagar a verdade de que, em sua grande maioria – em sua quase totalidade – os policiais são gente honrada, que vive do suor de seu rosto, da labuta diária pelo sustento da família. São eles que asseguram o sossego do cidadão. É a eles que todos nós recorremos nas mais diferentes dificuldades do dia a dia: o parente que desapareceu, o vizinho que tem um surto psicótico e se torna violento, a parturiente que está na hora de dar à luz e tantas outras situações com as quais não sabemos lidar e eles sabem.
Os policiais militares, vítimas principais da onda de execuções que já matou 84 deles desde janeiro deste ano, devem ser vistos, por toda a sociedade, como nossos irmãos de farda. São, de fato, nossos irmãos de farda eu sofrem uma perseguição implacável do crime organizado. Sofrem uma perseguição implacável e covarde, com ataques à traição quando chegam às suas casas, quando circulam pelo seu bairro em dias de folga, quando estão desprevenidos, em confraternização com amigos, com familiares.
Uma primeira medida, que a sociedade tem o dever de reclamar, é a mudança no modelo vigente no governo estadual, que restringe o seguro de vida dos policiais ao seu horário de trabalho. A realidade está provando que eles correm risco de vida também fora desse horário. Se ficam inutilizados ou morrem, em conseqüência da profissão de alto risco que exercem, devem receber compensações mesmo quando esses eventos acontecem nas horas de folga. São eles que nos amparam em nosso cotidiano. Não é justo que vivam desamparados, nem que deixem no desamparo suas famílias, quando morrem ou ficam fisicamente impossibilitados de continuar trabalhando.  

Com a proposta de mostrar seu amor por SÃO PAULO, o paulistano ocupou hoje a PRAÇA ROOSEVELT, no centro, em uma festa que durou ao menos sete horas. O Festival EXISTE AMOR EM SÃO PAULO foi articulado por meio do FACEBOOK, com o objetivo de mudar a cidade e mostrar que os moradores “juntos, podem ocupar a rua em nome de uma cidade mais pública, humana, inclusiva e gentil”.   

Quem esperava um SÃO PAULO agressivo diante do FLAMENGO, hoje, no ENGENHÃO, para emplacar a quinta vitória seguida ficou frustrado. A equipe não repetiu as últimas boas atuações, errou demais e perdeu por 1 a 0, dando fim à sua seqüência de sete jogos de invencibilidade.  
A Ponte Preta derrotou o Santos por 1 a 0, neste domingo, no Moisés Lucarelli, e se manteve distante da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time da casa controlou a partida do início ao fim, marcou um gol rapidamente, com Luan, e só não conseguiu um placar mais elástico porque o goleiro Rafael estava inspirado. O resultado levou o time campineiro aos 40 pontos, na 13ª colocação, sete pontos à frente do Sport, que abre a zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o adversário será o Cruzeiro, quinta-feira, novamente no Moisés Lucarelli. Já o Santos está no 11.º lugar, com 42 pontos, e também volta a campo na quinta, quando enfrenta o Náutico, na Vila Belmiro. Nem mesmo Neymar conseguiu evitar a decepcionante atuação santista. O atacante havia pegado gancho de duas partidas por sua expulsão diante do Grêmio, mas o clube paulista conseguiu efeito suspensivo, que garantiu a presença do jogador em campo.
A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro segue aberta. Jogando com o apoio do lotado estádio Independência, o Atlético-MG fez um belíssimo jogo contra o Fluminense, superou uma polêmica com a arbitragem e venceu os atuais líderes da competição por 3 a 2, com um gol marcado por Leonardo Silva já nos acréscimos da partida. Foi apenas a terceira derrota do Flu em toda a competição. O jogo deste domingo teve contornos épicos no Independência, com gol anulado, viradas e vitória garantida com poucos segundos para o fim do jogo. Ainda no primeiro tempo, quando o duelo estava empatado em 0 a 0, o juiz baiano Jailson Macedo de Freitas anulou um gol em cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho. O árbitro viu falta de Leonardo Silva na barreira montada pelo Flu e causou revolta dos torcedores, que já foram ao estádio ‘munidos’ de narizes de palhaço como forma de protesto. Os gritos de ‘vergonha’ ecoaram nas arquibancadas. Outros resultados: NÁUTICO 0 x PORTUGUESA 0; ATLÉTICO GOIANENSE 0 x SPORT 1
O inconstante THOMAZ BELLUCCI não se ajuda. Depois de alcançar, pela primeira vez uma final em torneio de quadra dura da ATP, o canhoto de TIETÊ desperdiçou chances valiosas e foi derrotado na decisão de MOSCOU pelo italiano ANDREAS SEPPI.
O padre CLÁUDIO WALMIR ROSSINI, da Igreja de NOSSA SENHORA RAINHA DOS APÓSTOLOS, em MANAUS, morreu hoje de manhã durante a celebração da missa. O sacerdote, de 48 anos, chegou a ser socorrido para o Hospital 28 de Agosto, mas não resistiu. De acordo com fiéis, CLÁUDIO WALMIR começou a passar mal e caiu no momento da homilia. Naquele momento, centenas de fiéis participavam da missa.
Uma base da GUARDA CIVIL METROPOLITANA foi atacada na madrugada de hoje na ALAMEDA DINO BUENO, região central. Às 2 horas, PMs faziam ronda no bairro da CONSOLAÇÃO quando começaram a perseguir um carro POLO que entrou em uma via pela contramão. Na perseguição, os bandidos teriam atacado a base. Um suspeito morreu.
A estudante CAROLINE SILVA LEE, de 15 anos, foi morta em um assalto em HIGIENÓPOLIS, na região central de SÃO PAULO, na madrugada. Ela voltava para casa a pé, com o namorado, quando foram abordados por três bandidos. Depois de roubá-los e assassinar a menina, o trio foi perseguido pela polícia e preso. Os bandidos estavam em um FIAT IDEA roubado no dia 14 de outubro. O namorado da jovem reconheceu os criminosos e eles confessaram os crimes. Segundo a mãe da vítima, MARIA DO SACRAMENTO LEE, de 40 anos, CAROLINE saiu à 1:30 horas da festa de aniversário de 18 anos de uma amiga de condomínio. Estava com o namorado, JARDEL NASCIMENTO, de 24 anos. Eles seguiam para a casa do rapaz, em SANTA CECÍLIA, quando os criminosos se aproximaram de carro, na Rua SABARÁ, em HIGIENÓPOLIS. MARCOS VINÍCIUS CORREA GOMES, de 19 anos, ALEX RODRIGUES VENÂNCIO e CLAUDINEI AVELINO MODESTO, ambos de 18 anos, desceram do automóvel e anunciaram o assalto. Segundo o relato dos criminosos ao delegado FRANCISCO SOLANO DE SANTANA, do 27º Distrito Policial (CAMPO BELO), a jovem se recusou a entregar a bolsa e foi baleada duas vezes no pescoço. Os assaltantes levaram a mochila de CAROLINE e os celulares dela e do namorado. A adolescente chegou a ser socorrida no Hospital das Clínicas, onde morreu. O namorado da vítima chamou rapidamente a Polícia Militar, que localizou o veículo dos bandidos e iniciou uma perseguição. O motorista perdeu o controle e bateu na Avenida 23 de Maio, na altura da Rua ARSÊNIO SILVA. Após uma troca de tiros com os policiais, o trio foi pego. Com eles, havia uma arma de calibre 32.   
FIDEL CASTRO apareceu em público pela primeira vez em quase sete meses durante o fim de semana. A informação é do ex-vice-presidente venezuelano, ELÍAS JAUA, que afirmou hoje ter se encontrado com o líder cubano no sábado, em HAVANA. Com isso, afastou rumores de que o revolucionário estaria à beira da morte. O venezuelano mostrou uma foto em que aparece ao lado de FIDEL e da mulher do ex-presidente cubano, DALIA SOTO DEL VALLE. O líder cubano vestia uma camisa e usava um chapéu de palha característico dos camponenses de seu país.

O funeral do GENERAL-DE-BRIGADA WISSAM AL-HASSAN, chefe de inteligência libanês morto na sexta-feira pela explosão de um carro-bomba em BEIRUTE, resultou em um intenso confronto entre as forças de segurança e centenas de manifestantes – que hoje tentaram invadir a sede do governo do primeiro-ministro NAJIB MIKATI após o enterro do alto funcionário. Os policiais impediram o protesto com gás lacrimogêneo e disparos de advertência. O assassinato de AL-HASSAN ameaça detonar tensões sectárias latentes no LÍBANO, já agravadas atualmente pela guerra civil na SÍRIA – cujo governo é acusado por sunitas e cristãos libaneses de estar por trás do atentado que matou o militar. Após o enterro, milhares de libaneses se juntaram em um protesto pacífico na PRAÇA DOS MÁRTIRES, acusando seu premiê de manter laços próximos demais com o ditador sírio, BASHAR ASSAD, e seus aliados do grupo xiita HEZBOLLAH. Um grupo, porém, marchou em direção ao gabinete do primeiro-ministro, cujo acesso estava interditado por arame farpado nas ruas. Enquanto ultrapassavam as barreiras, os manifestantes arremessavam pedras e garrafas contra a polícia. Durante a noite, manifestantes impediram acesso ao aeroporto de BEIRUTE e outras vias com pneus em chamas. E sunitas armados levantaram bloqueios no subúrbio – lembrando os tempos da guerra civil libanesa (1975-1990). A secretária de Estado norte-americana, HILLARY CLINTON, conversou por telefone com o primeiro-ministro do LÍBANO, NAJIB MIKATI, hoje, para reiterar a condenação dos ESTADOS UNIDOS ao atentado com um carro-bomba. Eles acordaram que WASHINGTON ajudará nas investigações do ataque.

O PAPA BENTO XVI canonizou hoje sete novos santos, incluindo a primeira nativa norte-americana a se tornar santa. A celebração de pessoas que sofreram para promover a fé ocorre enquanto a Igreja Católica inicia uma tentativa de retomar congregações em crise em antigos redutos, após acusações de abusos sexuais e diferenças em relação ao ensino cristão. Milhares de peregrinos de todo o mundo foram à PRAÇA SÃO PEDRO para testemunhar a cerimônia que reconhecia os santos, que incluíam KATERI TEKAKWITHA, uma beata do século XVI conhecida como LÍRIO DOS MOHAWKS. A multidão tinha centenas de peregrinos da população nativa norte-americana, que possui 2,5 milhões de pessoas, dos quais 680 mil são católicos, um legado de sucesso dos primeiros missionários que converteram as populações indígenas da AMÉRICA. Entre eles estava um garoto de 12 anos que sobreviveu a um vírus fatal. O VATICANO atribuiu a cura a uma intervenção da milagrosa SANTA KATERI. Retratos dos novos santos, incluindo o jesuíta francês JACQUES BERTHIEU e o padre italiano GIOVANNI BATTISTA PIAMARTA, eram visíveis na fachada da Basílica de SÃO PEDRO. A multidão vibrou a cada nome que era pronunciado. “SANTA KATERI, protetora do CANADÁ e a primeira norte-americana nativa a se tornar santa, confiamos em você para renovar a fé nas primeiras nações e na AMÉRICA DO NORTE. Que DEUS abençoe as primeiras nações”, afirmou o PAPA BENTO XVI em sua homilia.

KHAMIS, o filho mais novo do ditador MUAMMAR KADAFI, foi morto ontem em BANI WALID, na LÍBIA, informou ANOUAR ECHOUAN, um dos chefes da milícia ESCUDO, da LÍBIA. Os confrontos aconteceram no dia em que a morte de KADAFI completou um ano. Ele morreu durante um confronto. As autoridades líbias tinham dado KHAMIS como morto em agosto de 2011.

O suposto atirador que abriu fogo em um SPA em WISCONSIN (EUA), matando três pessoas e ferindo outras quatro, foi encontrado morto, segundo informações divulgadas pela polícia. De acordo com a mídia local, ele provavelmente se suicidou com um tiro. A polícia identificou o suspeito como RADCLIFFE HAUGHTON, de 45 anos. Ele entrou no SPA onde sua mulher trabalhava e atirou em clientes e funcionários.    

2 013     :    -      SEGUNDA-FEIRA
Madrugada de correria na casa do NELSON e SORAYA. Uma pessoa das relações deles, conhecido como NEGO, irmão do ROBSON, sofre uma parada cardíaca e todos correm para o hospital. Perdem a hora do serviço. Agora, chega a notícia de que o NELSON foi chamado ao local onde sua esposa trabalha, para ir buscá-la, pois na madrugada o NEGO veio a falecer.
No período de 21 a 26 de outubro, das 8h às 23 h será realizada a “VII SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA” do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP – CAMPUS SÃO PAULO, localizado à Rua PEDRO VICENTE, 625 – CANINDÉ – São Paulo – SP, próximo à estação ARMÊNIA do Metrô.
Trata-se de evento aberto ao público em geral, com a intenção principal de divulgar o trabalho da instituição. Atualmente a IFSP conta com aproximadamente 7 mil alunos matriculados nos cursos de nível técnico, superior, licenciatura e pós-graduação.
Uma das finalidades desta Semana é mobilizar a comunidade do IFSP e de seu entorno para a participação em atividades de Educação, Ciência, Tecnologia e Arte, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação das diversas áreas do conhecimento. Desta forma, pretende demonstrar a importância destas atividades para a vida de cada um e, também, para o desenvolvimento do País. O evento possibilita, ainda que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas, bem como as suas aplicações.
Na solenidade de abertura, às 15 horas de hoje, haverá a palestra sobre a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA a ser proferida pelo CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA.
O PROFESSOR RUBENS CIASCA é responsável pela coordenação. Convite foi encaminhado ao MMDC por ALEXANDRE SIMIÃO CAPORALI, também da Coordenação e pelo Diretor Geral LUÍS CLÁUDIO DE MATOS LIMA JÚNIOR.

Vou para o MMDC, mas não tenho tempo nem de almoçar. Atendo um telefonema do vereador TONINHO PAIVA. Ele quer que eu vá até a Subprefeitura da SÉ, no horário das 14 horas. Acontece que deverei ser submetido a uma pequena cirurgia no Centro Médico por volta das 11:30 horas. Em conversa telefônica com o CORONEL PM MENDES, acerto que ele vá em meu lugar no encontro com o subprefeito.  
 Logo estou a caminho da IFSP. Ali estão: CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, WILLIAM MASCARENHAS e CAMILA GIUDICE. O CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA desenvolve excelente palestra. Por se tratar de um Instituto de Tecnologia, ele explora muito bem o emprego do Instituto de Pesquisas Técnicas em 1932, bem como outras criações improvisadas para a revolução: bombardas, granadas, capacetes, trens blindados, matraca, simulação de canhões, enfim, a criatividade na revolução foi algo que surpreende para uma época desprovida de recursos. ARRUDA também usa o seu lado artístico e encanta os alunos do Instituto com o violão e o canto de modinhas dos anos 30, alusivos ao movimento constitucionalista. Através da música ele desenvolve capítulos impressionantes da revolução. Uma grande parte dos alunos não sabia quase nada das revoluções de 1930 e 1932. Até os professores confessam que aprenderam muito hoje sobre esse episódio que não é mais ensinado nas escolas.
Por volta das 17 horas, deixamos o local. Em GUARULHOS, o trânsito na Avenida TIRADENTES está muito ruim. Perdemos muito tempo em um pequeno trecho dessa avenida.     
Depois das 21 horas, o CORONEL PM MENDES telefona para dizer que está impossibilitado de participar da reunião de amanhã com o vereador TONINHO PAIVA e o subprefeito da SÉ, face compromisso que já tinha assumido e que esquecera disso. Ligo para a MARINEI e peço para que ela vá a esse encontro, que reputo importantíssimo para a Sociedade. Trata-se de uma verba que o vereador está tentando conseguir para o conserto do telhado do prédio da Sociedade. 

Coloco nas “MEMÓRIAS DO VENTURA” a mensagem que recebo do meu companheiro CORONEL PM AMÉRICO TOGNETTI:
Incrível, mas só agora alguém está começando a desconfiar que a revolução tem entre seus preceitos acabar com as PM e todo tipo de elite. Os caras ainda querem trocar o alckimn pelo pt ( não é o fato de ser o alckimin, a pessoa desse chuchu, mas os tipos de cidadãos que estão em torno dele comparando com os adjacentes que assumirão o poder juto com o pt), ou seja o ruim pelo muito pior. Isso não é paranóia nem alucinação. em 67 no meu CFO já aprendíamos em Guerra Revolucionária que nós, PM, tido como elite burguesa estamos na mira dos comunas, não só para ser eliminados institucionalmente, mas até sermos eliminados fisicamente (O PCC o crime ideologizado, um dos braços armados da revolução, executam essa missão). Se estudarem um pouco da história recente verá claramente tudo que aconteceu onde a ditadura comunista tomou o poder. Lembrem do grande massacre contra a elite militar do leste europeu, do exercito imperial da Russia, das forças militares de Cuba, do Cambodja e por aí vai... Ora, já se faz tarde e, provavelmente, o estagio que já atingimos é irreversível. Diante dessa gravíssima situação que se vislumbra para bem breve, posto imediato, teto, e outra coisinhas são insignificantes... Lembrem-se que todos esses "direitos" que procuramos defender ou conquistar são muito frívolas, instáveis e uma mudança da Constituição o que era direito deixa de ser e essas mudanças se farão com facilidade pelo domínio total da revolução nos três poderes e até no quarto poder a "mídia de comunicações"... Tudo isso é tão evidente, que só fazendo uma analise das mudanças que ocorreram de vinte anos para cá, que aquilo que está por vir e de forma acelerada, não surpreenderá muito, pela distração e letargia dos atingidos.
EU ESTOU DESDE UNS DOZE ANOS ATRÁS, COMO UM PINGO D'ÁGUA QUE FICA NA MONÓTONA LADAINHA QUE ENCHE O SACO DE QUEM OUVE, MAS QUE ENCHE MAIS O SACO DE QUEM PÍNGA-PINGA ATÉ O PONTO EM QUE A AGUA ACABA. Farei um esforço bem grande para não voltar mais a esse assunto e passarei a me dedicar a receita de RISOTOS, em caráter particular. Àqueles que distraidamente, as vezes, leram o meu mantra, peço minhas desculpas pela petulância e desejo a todos que consigam absorver as adversidades que terão, cada vez mais intensamente, nos próximos momentos. Que DEUS seja louvado. Eu, no meu retiro, estarei rezando por mim, pelos meus e por todos os senhores. Um abraço a todos... Tognetti/68
Sent: Monday, October 21, 2013 12:34 AM
Subject: RES: [CBB-ninho-de-aguias]'15175' Comissão Especial de Segurança instaurada no Senado
Srs...nosso amigo Medeiros chamou a atenção para essa armação se desenrolando e não estamos atentos. Temos um colegiado de Ex-Cmt Gerais. Temos também um colegiado com a participação dos Cmt Gerais de todas as PM do Brasil. Percebam que nenhuma policial militar está sendo chamado, mas sim representantes das Empresas de Vigilância, de Transporte de Valores, dos Policiais Civis...
A opinião deles vale mais do que a nossa.
Mas...mas...o Senador Pedro Taques (relator) tem um site e um fale-conosco:
Eu mandei minha mensagem para ele:
Ilmo Senador Pedro Taques...boa noite.
Surpreendeu-me notícia na qual V Exa, atuante como relator da Comissão Especial de Segurança Pública, está chamando vários especialistas para discutir a estrutura da polícia, porém nenhum representante de nenhuma Polícia Militar do país foi chamado. Não sei se VExa sabe que as Polícias Militares no Brasil representam o primeiro atendimento ao cidadão, que a formação profissional desse policial é feita por pessoas altamente qualificadas e que recebemos constantemente policiais de outros países para frequentar nossos diversos cursos. Que só a Polícia Militar de São Paulo representa o 3º maior contingente fardado da América do Sul, e que atendemos mais de 3.000 ocorrências por dia. Aproximadamente 100 partos por mês. Não sei se VExa sabe também que existe um Colegiado de Comandantes Gerais de todas as Polícias Militares que podem dar uma excelente contribuição com a Comissão Especial.
Gostaríamos também de ser ouvidos pela Comissão.
Ten Cel Sergio Payão
PMESP
Por favor, nobre amigo do CBB, mande a sua mensagem também...andorinha sozinha não faz verão...
Comissão ouvirá policiais sobre segurança
A Comissão Especial de Segurança Pública decidiu ontem quais especialistas convidará para as audiências públicas do colegiado. Para o debate do dia 30, sobre a estrutura da polícia, serão chamados o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Marcos Leôncio Ribeiro, e o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra. Para a audiência sobre proteção ao cidadão e à vítima, que ainda terá a data marcada, será chamado o professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) Leandro Piquet Carneiro. Também serão convidados representantes do Ministério da Defesa, da Federação ­Brasileira de Bancos, da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores e da Associação Brasileira de Empresas de Vigilância, na audiência que vai tratar da regulamentação das atividades potencialmente nocivas à segurança do cidadão. Presidida por Vital do Rêgo (PMDB-PB) e relatada por Pedro Taques (PDT-MT), a comissão especial foi instalada no último dia 2 e deverá propor em 90 dias um novo modelo de segurança pública, partindo das propostas já em tramitação no Senado. Durante a instalação da comissão especial, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que, embora a segurança pública seja atribuição de estados e municípios, esses entes da Federação estão ­“estrangulados pelo centralismo fiscal”. Ele afirmou que, como parlamentar e, antes, como ministro da Justiça, “sempre defendeu a vinculação orçamentária”, ainda que temporária, para a segurança e a proibição do contingenciamento de verbas.
De: CBB-ninho-de-aguias@googlegroups.com [mailto:CBB-ninho-de-aguias@googlegroups.com] Em nome de Odilson MEDEIROS
Enviada em: domingo, 20 de outubro de 2013 23:14
Para: CBB
Cc: Benedito Gilmar Dias; Cel Athayde; Cel Corrêa de Carvalho; Cel Flammarion; Cel Gaiotto; Cel Galasso; Cel Guido; Cel Josias sampaio; Coronel Camilo
Assunto: [CBB-ninho-de-aguias]'15171' Comissão Especial de Segurança instaurada no Senado
Senhores Oficiais
Parece que nem todos acessam a comunidade do CBB através do facebook e lá o Cel Franco colocou um assunto muito interessante sobre a desmilitarização da PM e eu aproveitei falar sobre a Comissão Especial de Segurança que já foi instaurada no Senado, com prazo para concluir os trabalhos, entretanto não tenho visto ninguém se manifestando sobre esse assunto, dando a impressão de que  nada está acontecendo.
Vejam a matéria sobre essa "Comissão" no link: http://www12.senado.gov.br/...
Eu me senti na obrigação de dar esse alerta sobre essa Comissão do Senado, talvez sem necessidade pois provavelmente o nosso Comando já esteja tomando as providências necessárias para assessorar essa comissão.
Enfim, a publicação na comunidade do Facebook que estou falando e que não está encontrando eco foi copiada e colada logo abaixo.
Espero que o Sr Cel Camilo, como um dos principais representantes do Conselho Nacional de Segurança possa ajudar em mais essa empreitada.
Muito obrigado
Odilson Medeiros - Asp 79
Um grupo que protestava por melhores condições na educação bloqueou avenidas e ruas no Centro da capital nesta noite. A manifestação começou na PAULISTA e seguiu para a PRAÇA DA REPÚBLICA, onde fica a sede da Secretaria Estadual da Educação. No local, os manifestantes começaram a se dispersar. Mas mascarados infiltrados provocaram tumulto. Um objeto foi lançado contra policiais militares, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo. Ninguém foi preso.

O metalúrgico CARLOS ROBERTO PRESOTTO, de 47 anos, é o principal suspeito da polícia de ter cometido os assassinatos de sua mulher, a cabeleireira ROSENETA REGINA CAMPION PRESOTTO, de 47 anos e de seu filho, FELIPE PRESOTTO, de 23, que ficou tetraplégico há sete meses após uma cirurgia mal sucedida. Eles foram encontrados mortos nesta manhã, no PARQUE PREZOTTO, em PIRACICABA.
Os corpos da mulher e do rapaz estavam na casa da família, cada um em seu quarto, com marca de tiro na cabeça. O metalúrgico foi localizado na chácara da família, distante cem metros da residência. O corpo estava dentro da piscina. No pulso esquerdo trazia amarrado um fio azul de náilon. O material enrolava o cabo de um revólver calibre 38. A outra extremidade estava atada a um bloco de cimento.
Como ninguém atendia aos diversos telefonemas, um primo de CARLOS foi à chácara e encontrou o carro do metalúrgico. A polícia foi chamada. Na casa da família foram localizados a mãe e o filho mortos. O primo voltou à chácara e, numa busca mais apurada, encontrou CARLOS morto.
No veículo de CARLOS foram achadas dezenas de caixas de antidepressivos. Também havia sete folhas de cheque, anotações de 33 mil reais, divididos em vários envelopes, endereçados a pessoas diferentes.
CARLOS teria entrado em depressão quando o filho foi submetido a uma cirurgia na coluna para tratamento de um hemangioma medular e ficou paraplégico. A Polícia Civil instaurou inquérito para fazer apuração dos crimes e de sua real motivação.

ANTÔNIO MASCHIO era ator, artista plástico e chef. Mas certamente será sempre lembrado por ter fundado, ao lado de WLADIMIR SOARES, o SPAZIO PIRANDELLO, bar e restaurante que funcionou por dez anos na Rua AUGUSTA, na região central de SÃO PAULO. O bar ficava num casarão de 1905 e era chamado carinhosamente de PIRANDA por seus freqüentadores. O local foi palco de discussões para a organização da campanha DIRETAS JÁ, entre 1983 e 1984. MASCHIO e SOARES estiveram à frente do PIRANDELLO de 7 de janeiro de 1980 a 31 de dezembro de 1989. Em “CONTOS PIRANDELLIANOS: SETE AUTORES À PROCURA DE UM BAR”, autores como MÁRIO PRATA, CAIO FERNANDO ABREU e IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO fizeram do bar inspiração para seus textos. Nos anos 1990 e 2000, MASCHIO ocupou cargos públicos: foi diretor de atividades culturais da Fundação Memorial da América Latina e assessor especial da Secretaria Estadual da Cultura. Ele morreu no dia 21 de outubro, aos 66 anos (nasceu em 1947), vítima de pneumonia. O ator lutava há anos contra um câncer no pâncreas. Natural de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, MASCHIO sempre declarava seu amor pela capital: “Apaixonei-me e me casei com esta cidade”.   

O cantor e bancário ANGELO BOIN NETO, de 52 anos, foi encontrado morto dentro do Rio PARANAPANEMA, em PIRAPOZINHO, no interior de SÃO PAULO, ontem. A vítima estava desaparecida desde a última quinta-feira e, segundo a polícia, foi atacada por assaltantes. Policiais disseram que ele foi assaltado quando voltava para casa. De acordo com a investigação, LUÍS PAULO DA SILVA, 25 anos, e dois adolescentes, armados de faca, ameaçaram e espancaram o cantor, que foi obrigado a passar as senhas de seus cartões bancários. Os bandidos fizeram saque e, então bateram a cabeça de BOIN contra a mureta de uma ponte. Em seguida, o jogaram desacordado no rio. A polícia deteve o trio, que foi filmado por câmeras de um posto de gasolina, onde sacaram dinheiro da vítima. Segundo a polícia, a causa provável da morte do cantor foi afogamento. Os menores foram levados à Fundação CASA.

O consórcio formado pelas empresas PETROBRÁS (40%), a anglo-holandesa SHELL (20%), a francesa TOTAL (20%) e as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%) venceu, em um único lance, o leilão da LIBRA, primeiro campo de óleo sobre regime de partilha e a maior área de petróleo já concedida na história do país. A proposta venceu com oferta de lucro/óleo mínimo para o governo, de 41,65%. Onze empresas se inscreveram para participar da disputa, mas só o consórcio vencedor fez proposta.
LIBRA tem reservas recuperáveis de oito a doze bilhões de barris de óleo. Apesar do caixa enfraquecido da PETROBRÁS, a necessidade do pagamento de seis bilhões de reais pela estatal não preocupa o governo federal. O valor é equivalente a 40% do bônus de assinatura de 15 bilhões de reais, exigido do consórcio vencedor. O valor precisa ser depositado em até 30 dias.
Além da taxa de exploração, as cinco empresas terão de investir cerca de 400 bilhões de reais na exploração do pré-sal e devem ter um retorno financeiro em torno de 15%, segundo o cálculo do professor de Direito do Petróleo da Universidade do Estado do RIO DE JANEIRO e do Instituto Brasileiro do Petróleo, LUIZ CÉZAR QUINTANS.
O ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, comemorou a previsão de investimento de 28 bilhões somente nos próximos dez anos. “Os investimentos vão movimentar toda uma cadeia produtiva em torno do gás e petróleo e, com isso, será a principal cadeia positiva em termos de investimentos nos próximos anos”, disse MANTEGA.
À noite, a presidente DILMA ROUSSEFF disse, em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, que o leilão não significa a privatização do petróleo brasileiro, como diz a oposição. “Pelos resultados, 85% de toda a renda no CAMPO DE LIBRA vai pertencer ao Estado Brasileiro e à PETROBRÁS. Isso é bem diferente de privatização. As empresas petroleiras são parceiras que buscam investir no país, gerar empregos e renda e, naturalmente, obter lucros com esses investimentos. O BRASIL é um país aberto ao investimento, nacional ou estrangeiro, que respeita contratos e preserva sua soberania”, afirmou, durante a fala de oito minutos.

Antes da abertura do envelope vencedor, o RIO DE JANEIRO se transformou, de novo, em uma praça de guerra. Forças policiais e militares entraram em confronto com manifestantes contrários ao leilão do CAMPO DE LIBRA.
Foram utilizadas bombas de gás lacrimogêneo e spray de gás de pimenta para dispersar os manifestantes, que revidaram com pedras e paus. Durante o tumulto, pelo menos oito civis ficaram feridos por balas de borracha. Mais de 300 pessoas participaram do protesto no entorno do HOTEL WINDSOR, na BARRA DA TIJUCA, na zona oeste.
A confusão começou por volta das 11 horas, quando manifestantes tentaram furar o bloqueio de tropas federais. Um carro de reportagem da TV RECORD e um da TV BANDEIRANTES foram atacados por um grupo de vândalos. A repórter ALINE PACHECO da TV RECORD, foi agredida com socos nas costas. O fotógrafo GUSTAVO OLIVEIRA, da agência britânica DEMOTIX, foi atingido por uma pedrada. O também fotógrafo PABLO JACOB, de “O GLOBO”, e o cinegrafista MARCO MOTA, da TV BRASIL, foram feridos por balas de borracha disparadas por agentes da Força Nacional.       

AE - Agência Estado
Um professor de matemática foi morto e dois alunos foram gravemente feridos por um estudante de 12 anos que abriu fogo com uma pistola na manhã de hoje em uma escola de ensino médio da cidade se Sparks, no norte de Nevada, e se suicidou em seguida. Os adolescentes atingidos pelos disparos estavam em situação crítica - um deles passou por cirurgia de emergência no hospital de Reno que os socorreu. "Um garoto começou a enlouquecer, sacou uma arma e atirou (...). Daí, ele foi em direção a um professor e disse para ele se afastar. O professor começou a recuar e ele (o assassino) puxou o gatilho", disse Andrew, aluno que testemunhou o crime, à emissora local KOLO-TV. De acordo com a polícia, cerca de 30 estudantes, a maioria com idade entre 12 e 13 anos, testemunharam a ação - que ocorreu 15 minutos antes de as aulas se iniciarem. "Os alunos estavam chegando, os ônibus (escolares) estavam chegando. Todos estavam se agrupando do lado de fora para fazer esportes ou esperando o primeiro sinal tocar", disse o chefe de polícia do Condado de Washoe, Mike Mieras. "É um dia trágico para Sparks. Somente quero reiterar que a cidade é muito segura e isso é apenas um incidente isolado. Mas é muito, muito trágico e estou entristecido de estar aqui e ter de lhes contar isso", disse o prefeito da localidade, Geno Martini. A polícia afirmou que entre 150 e 200 agentes foram enviados ao local do crime. Segundo as autoridades, ninguém além do atirador efetuou disparos. "Como vocês podem imaginar, a melhor descrição (para a situação durante o ataque) é caos. É cedo demais para afirmar se ele (o criminoso) tinha alguém como alvo ou atirou indiscriminadamente", disse o subcomandante de polícia de Reno, Tom Robinson. O policial qualificou como um "herói" o professor morto na ação, mas disse que não sabe se ele estaria tentando conter o atirador quando foi atingido. Fonte: Associated Press.
O ministro das Relações Exteriores da FRANÇA, LAURENT FABIUS, vai cobrar explicações do secretário de Estado norte-americano, JOHN KERRY,sobre as denúncias do jornal “LE MONDE” que revelam o amplo esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional tendo como alvo cidadãos do país. Mais cedo, FABIUS convocou o embaixador dos ESTADOS UNIDOS na FRANÇA, CHARLES RIVKIN, para esclarecer por que 70,3 milhões de comunicações telefônicas francesas foram registradas pela NSA em apenas um mês, entre 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013.

2 014     :     -     TERÇA-FEIRA
O Chefe do Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Subsistência da Polícia Militar de São Paulo, TENENTE-CORONEL PM ARMANDO DA SILVA MOREIRA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Comemoração do 67º Aniversário deste Centro.
21 de outubro de 2014
15:00 horas.
Rua JOÃO TEODORO, 413 - LUZ
SÃO PAULO - SP
Dia nublado, temperatura agradável, com chuvas intermitentes. Uma manhã muito boa para se trabalhar na biblioteca.
Recebo um comunicado, via internet, do WILLIAM MASCARENHAS, dizendo que o TENENTE PM NELSON MENDES, de 102 anos, residente em CRUZEIRO, está com pneumonia e com problemas urinários. Quem avisou o WILLIAM foi uma das filhas do TENENTE PM MENDES. Também o ETTORE, que reside em SANTO ANDRÉ, não está bem de saúde. Não pode comparecer no evento de SÃO CAETANO DO SUL para receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e estamos combinando levar a honraria em sua casa. Peço para que o WILLIAM entre em contato com o CAPITÃO PM TERRON, Presidente do Núcleo "MMDC GRANDE ABC - COMBATENTES DE 32", a fim de arrumar uma condução para isso.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC procuro atualizar a palestra sobre o SENTIDO NACIONAL DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA, que iremos administrar logo mais à noite no SALÃO VITÓRIA, do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, aos alunos oficiais.
MARINEI tinha me avisado, pela manhã, que o JUIZ CORONEL PM AVIVALDI NOGUEIRA quer conversar comigo. É feita uma ligação telefônica para o juiz, nesta tarde. O AVIVALDI me comunica que um parente de um veterano, que lutou na FRENTE NORTE, quer doar para a Sociedade um fuzil utilizado pelo combatente na Revolução de 1932. Minha idéia é levar o fuzil para o Museu do Núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA",  na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
BIAJONE entra em contato, pela internet, comigo.   

O 1º TENENTE PM CASELLA, oficial da APMBB, que faz a ligação da Academia com os alunos oficiais, vem me buscar para a palestra que está marcada para esta noite. Jantamos com vários alunos oficiais na própria Academia. Eles, pertencentes ao 3º CFO, estão eufóricos porque serão declarados ASPIRANTES A OFICIAL em 15 de novembro. Entre eles está o aluno oficial Bácaro. No gabinete do TENENTE PM CASELLA, com a presença de alguns alunos oficiais, condecoramos o oficial com a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Ela já lhe fora outorgada em setembro, mas não pode comparecer na cerimônia da entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA.
Partimos para o Salão VITÓRIA, do Clube dos Oficiais da PMESP. Ali, os alunos oficiais se reúnem para a palestra que faço sobre o SENTIDO NACIONAL DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Muitas perguntas são feitas e esse encontro é bastante informal, dando liberdade aos alunos oficiais para se interessarem pelo tema. Recebo o seguinte certificado.
CERTIFICADO
É com muita honra que a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e o Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha agradecem a valorosa contribuição cultural por parte do
Sr. Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA
no 4º Ciclo de Palestras, abordando o tema
"A importância da Revolução de 1932 e seus reflexos"
SÃO PAULO, 21 DE OUTUBRO DE 2014
AL.OF. MANUELLA
Presidente do Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha.
Por volta das 22 horas já estou chegando em casa. Um dos alunos oficiais me conduz em uma viatura de regresso a GUARULHOS.

Na primeira sentença do processo desencadeado pela OPERAÇÃO LAVA-JATO da Polícia Federal, o juiz SÉRGIO MORO, da 13ª Vara Federal de CURITIBA, condenou RENÊ LUIZ PEREIRA a 14 anos de prisão em regime fechado por tráfico internacional de drogas. Uma carga com mais de 600 quilos de cocaína chegou até o traficante a partir do rastreamento de movimentação financeira dele com o empresário CARLOS HABIB CHATER, ligado ao doleiro ALBERTO YOUSSEF. No mesmo despacho, CHATER foi condenado a cinco anos e seis meses de prisão e ANDRÉ CATÃO DE MIRANDA a quatro anos de reclusão em regime fechado, ambos por lavagem de dinheiro para o tráfico. YOUSSEF foi inocentado nessa ação. O juiz acolheu de que YOUSSEF apenas cedeu seu escritório para recebimento e entrega do montante, sem conhecimento de que provinha do tráfico de drogas. Ele era acusado inicialmente de ter entregue 36 mil dólares a um acusado do tráfico internacional de drogas. YOUSSEF está tentando um acordo com o Ministério Público para revelar supostos beneficiários do esquema de corrupção na PETROBRÁS em troca da redução da pena. Ele já revelou que parte do dinheiro desviado abasteceu campanhas do PT, PP e PMDB.

A Estação FRADIQUE COUTINHO, da LINHA 4-AMARELA, do Metrô, será inaugurada nas primeiras semanas de novembro. A promessa foi feita hoje pelo governador GERALDO ALCKMIN durante a entrega de equipamentos na Estação SÃO MIGUEL, da CPTM. "No máximo em duas semanas e meia ela estará em funcionamento", garantiu ALCKMIN. Esta será a primeira estação entregue na segunda fase da LINHA AMARELA, em funcionamento desde 2010. Com a abertura da FRADIQUE COUTINHO, que fica na zona oeste da cidade, o trecho, que começa no BUTANTÃ, passa por PINHEIROS, FARIA LIMA, PAULISTA, REPÚBLICA e termina na LUZ, terá sete estações em operação. A estação FRADIQUE COUTINHO fica entre as paradas FARIA LIMA e PAULISTA. A inauguração estava marcada para 25 de setembro, mas foi adiada pois ainda havia obras a serem concluídas.
No último dia 7, a licença ambiental para a operação foi emitida pela CETESB. As estações OSCAR FREIRE e MACKENZIE-HIGIENÓPOLIS, que também estão atrasadas e já deveriam estar abertas, ficarão mesmo para 2015. As paradas SÃO PAULO/MORUMBI e VILA SÔNIA estão em obras.

A Justiça da ÁFRICA DO SUL decidiu que o atleta paraolímpico OSCAR PISTORIUS ficará cinco anos preso pela morte de sua namorada REEVA STEENKAMP, em fevereiro do ano passado. Ele, inclusive, já está na Prisão Central de PRETÓRIA, onde convivem sete mil presos.
Foram 20 meses entre o crime e a sentença, anunciada hoje pela juíza THOZOLILE MASIPA, que condenou PISTORIUS por homicídio culposo.
Desde o início das investigações, no ano passado, a defesa do atleta argumentava que ele confundiu a namorada com um ladrão, que, supostamente, havia invadido a casa. REEVA foi morta no banheiro com tiros disparados pelo atleta, que possui armas de fogo.
"Aceitamos o julgamento. OSCAR vai aproveitar essa oportunidade para recompensar a sociedade", declarou o tio de PISTORIUS, ARNOLD, em um pronunciamento. "Faço um apelo a todos vocês, como meios de comunicação, de aceitar a decisão do tribunal. Após 20 meses de julgamento público implacável, peço a vocês: deixe-nos seguir em frente e nos dê alguma grau de dignidade e privacidade", completou, classificando o desgaste vivido pela família como implacável. PISTORIUS está em prisão destinada aos criminosos mais perigosos do país.
Primeiro homem biamputado a disputar uma Olimpíada ao lado de competidores sem deficiência física, em LONDRES-2012, PISTORIUS terá de interromper a carreira enquanto estiver preso.
Ele é dono de quatro medalhas de ouro em Paraolimpíadas: uma em ATENAS-2004 e três em PEQUIM-2008, além de ter uma prata, em LONDRES-2012 e um bronze, em ATENAS-2004.
Antes da decisão do Tribunal de PRETÓRIA, PISTÓRIUS ainda sonhava em disputar a Paraolimpíada do RIO DE JANEIRO, em 2016. Hoje, porém, o Comitê Internacional Paraolímpico descartou a presença dele e definiu que o sul-africano está fora das competições até 2019, quando terminará a pena.

Um homem búlgaro paralisado da cintura para baixo voltou a andar depois de um transplante de células nervosas, uma operação inédita feita por médicos poloneses. O tratamento foi divulgado hoje. DAREK FIDYKA, de 40 anos, é a primeira pessoa a se recuperar depois de ter ficado com o nervo da coluna vertebral completamente danificado, após ser esfaqueado. Ele também recuperou algumas funções da bexiga e intestino e sexuais.
"Para mim é mais impressionante que os primeiros passos do homem na Lua", comentou o professor GEOFFREY RAISMAN, do Instituto de Neurologia da UNIVERSITY COLLEGE DE LONDRES.
O paciente pode andar com auxílio de um suporte e dirigir um automóvel. Ele tem a vida normal quatro anos depois da agressão. "Quando você não pode sentir quase metade do seu corpo, você é impotente, mas quando ele começa a voltar, é como se você tivesse nascido de novo", contou ao programa PANORAMA, da BBC.
A operação foi feita por uma equipe de médicos poloneses dirigida por PAWEL TABAKOW, na Universidade de WROCLAW. Os cirurgiões utilizaram células nervosas do nariz do paciente, nas quais se desenvolveram os tecidos cortados.
A técnica, descoberta pela UCL, obteve bons resultados em laboratório, mas nunca fora testada com sucesso em seres humanos. "Pensamos que o procedimento constitui uma descoberta essencial que, se for desenvolvido, trará uma alteração histórica para pessoas que sofram de lesões na coluna vertebral", afirmou o professor RAISMAN.
A maior parte da reparação de medula espinhal de FIDYKA ocorreu no lado esquerdo, onde havia uma lacuna de 8 mm. Desde o implante ele recuperou massa muscular e movimento principalmente nesse lado. Os cientistas acreditam que essa é uma evidência de que a recuperação se deve à regeneração.

A Fundação DUI HUA, organização com sede nos EUA, divulgou hoje que 2,4 mil pessoas foram executadas na CHINA em 2013. Segundo um comunicado da ONG, o número representa uma redução de 20% na comparação com 2012 e uma queda expressiva em relação às 12 mil execuções de 2002. O recorde de penas capitais foi a execução de 24 mil pessoas executadas em 1983, ano em que o então líder comunista DENG XIAO-PING iniciou uma campanha de punições. A CHINA é considerada o país que executa o maior número de condenados no mundo.

A tempestade provocada pelo furacão GONZALO cancelou 110 voos em LONDRES, hoje. Uma mulher atingida pela queda de uma árvore morreu. De acordo com o Serviço Meteorológico, os ventos chegaram a 112 km/h em algumas áreas do REINO UNIDO. No Aeroporto de HEATHROW, 110 voos foram cancelados, o equivalente a 10% do total de decolagens e aterrissagens. Além da INGLATERRA, GALES, o norte da IRLANDA e a ESCÓCIA também foram afetadas pelas tempestades.