sexta-feira, 8 de agosto de 2014

7 DE AGOSTO DE 2014 - QUINTA-FEIRA

MEUS CUMPRIMENTOS A CIDINHA ROSASTER POR FAZER PARTE DOS SEGUIDORES DE MEMÓRIAS DO VENTURA.

DIA     S E T E      D E    A G O S T O    D E    2 014   –    Q U I N T A - F E I R A.
77 anos, 7 meses e 12 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
29º DIA DO ANO 65º
56 anos e 64 dias na PMESP
55 anos e 177 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 769 dias – 474 460 horas.
50 anos e 335 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
26 anos e 147 dias no Posto de Coronel – 316 meses e 25 dias.
3 anos e 31 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 696 dias CORONEL - 22 anos e 237 dias na reserva.
10 252-247 936                           9 696-233 184                                9 996-240 644.
DIA DE SÃO CAETANO DE TIENE. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares, conhecidos como teatinos, os quais praticavam heroicamente a virtude da confiança em DEUS, vivendo só de esmolas.
DIA DE SÃO SISTO II E COMPANHEIROS. SISTO II era provavelmente originário da GRÉCIA. Foi o sucessor de SANTO ESTÊVÃO I e pontificou apenas um ano (257-258). Foi preso e martirizado durante a perseguição de VALERIANO, bem como seus companheiros.

1078 a. OTTO I, O GRANDE, é coroado rei da ALEMANHA no dia 7 de agosto de 936. Ele é responsável pela consolidação do Império Romano Germânico contra a ameaça dos húngaros – derrotando-os completamente – e da nobreza. Submete os ducados e reforça o poderio dos feudos eclesiásticos sobre os laicos. Em 961, se torna o primeiro Sacro Imperador Romano ao ser coroado imperador da ALEMANHA em ROMA pelo PAPA JOÃO XII. 
210 a. frota norte-americana bombardeia o porto mediterrâneo de TRÍPOLI, em 7 de agosto de 1804.
199 a. NAPOLEÃO BONAPARTE, derrotado pelos aliados, embarca rumo ao exílio na ILHA DE SANTA ELENA, em 7 de agosto de 1815. Seis meses depois de ter deixado seu primeiro exílio, na ILHA DE ELBA, NAPOLEÃO BONAPARTE (1769-1821) é novamente condenado a se afastar. Seu novo destino é a ILHA DE SANTA ELENA, onde desembarca em outubro. Ele fora derrotado na BATALHA DE WATERLOO em junho, durante a campanha dos 100 dias, a última do imperador. NAPOLEÃO permaneceria na ilha até morrer, no dia 5 de maio de 1821. .
195 a. acontece a BATALHA DE BOYACA (COLÔMBIA), no dia 7 de agosto de 1819, uma das mais brilhantes vitórias de SIMON BOLÍVAR sobre as tropas reais, que assegura definitivamente a independência de NOVA GRANADA, atual COLÔMBIA.
138 a. nasce MARGUERITE GERTRUDE ZELLE – MATA HARI – em LEEUWARDEN, na HOLANDA, em 7 de agosto de 1876. Em 30 de março de 1895, casa-se com o capitão do exército holandês MAC LEOD, que logo seria convocado a prestar serviço em JAVA, na INDONÉSIA, para onde o casal se mudaria. Em 1902, após retornar à HOLANDA, é abandonada pelo marido. Em 1905, em PARIS, lança-se como dançarina, em uma grande festa, e conquista a capital francesa. Em 1914, vende a casa e desaparece misteriosamente; em agosto, apresenta-se em BERLIM. Em 1916, retorna a PARIS; suspeita de espionagem é convidada a voltar para a HOLANDA; para evitar isso, se engaja no serviço secreto francês; ao cumprir a missão que lhe é confiada, desperta suspeitas, que levariam a seu julgamento. Em 1917, acusada de atuar como espiã e também como agente dupla para a ALEMANHA e a FRANÇA é julgada e considerada culpada; em 15 de outubro, é fuzilada.
MATA HARI não poderia ter desejado uma intérprete que personificasse sua exuberância com tamanha precisão como o fez GRETA GARBO no cinema. A diva estrelou o filme MATA HARI em 1931, clássico em preto e branco dirigido por GEORGE FITZMAURICE, o qual retrata as artimanhas da famosa espiã durante a Primeira Guerra Mundial. MATA HARI foi filmado em 1985, sob a direção de CURTIS HARRINGTON.
Inspiradora de homens, filmes e livros, MATA HARI ganhou uma biografia assinada por JULIE WHEELWRIGHT, denominada “MATA HARI – A AMANTE FATAL: EROTISMO E ESPIONAGEM”. A obra recupera a trajetória da informante e questiona a mitificação da mulher no mundo da espionagem. Outra publicação sobre a vida da holandesa acabou de sair do forno numa versão em espanhol. Trata-se de “MATA HARI”, de autoria de LUÍS CARLOS BURAYA, pertencente à coleção “MUJERES EM LA HISTÓRIA”.
129 a. nasce JOSÉ ADRIANO MARREY JÚNIOR, em ITAMARANDIBA, em MINAS GERAIS, no dia 7 de agosto de 1885. Aos 13 anos, mudou-se para a capital paulista e formou-se em direito em 1906. Advogado de renome nas questões cíveis e no júri, MARREY JÚNIOR foi também político: vereador, deputado estadual e federal, até secretário da Justiça e da Viação. Em 1959, recebeu o título de “Cidadão Paulistano”. Faleceu em SÃO PAULO em 14 de março de 1965, aos 80 anos. A praça que lhe presta homenagem fica no bairro de PERDIZES, quase em frente ao PARQUE ANTÁRTICA.
126 a. MARY ANNE NICHOLS torna-se a primeira vítima do serial killer JACK, O ESTRIPADOR. Seu corpo foi encontrado com a garganta cortada de uma orelha a outra, no dia 7 de agosto de 1888. As mortes assustaram o bairro de WHITECHAPEL entre agosto e novembro. As vítimas, de número desconhecido até hoje, eram prostitutas, haviam bebido e tiveram partes do corpo dilaceradas. O caso nunca foi solucionado.
119 a. MÁXIMO BARRO conta que a primeira projeção cinematográfica na cidade de São Paulo ocorreu em 7 de agosto de 1896. Chamavam de “photografia animada”. A “sessão” foi para autoridades. Um caderno especial sobre o centenário do jornal “O ESTADO” oferece rico material sobre o alvorecer do cinema na cidade. O pioneiro foi o francês GEORGES RENOULEAU. Ele tinha casa na Rua MARECHAL DEODORO. Ao lado, uma lotérica. Durante a comemoração de um bilhete premiado, a casa foi invadida por um buscapé. E pegou fogo. O artista perdeu tudo. Abalado, RENOULEAU voltou à FRANÇA. Lá teve contato com os LUMIÈRE e, entusiasmado, retornou a SÃO PAULO com o cinematográfico. “A primeira sessão” foi em uma casa que existia na Rua BOA VISTA com a LADEIRA PORTO GERAL. Ficou “em cartaz” por dois meses.
No início, a produção de cinema era de publicidade e de documentários, registros de cenas que aconteciam diante da câmera sem interferência de arte de contar histórias. A percepção do uso do corte no tempo para permitir o salto cronológico da narrativa em imagens e som só viria a aparecer anos depois. Numa de suas observações sobre a novidade cinematográfica, por exemplo, RUY BARBOSA escreveu crônica, aí pelos anos 1920, dizendo que a maravilha daquela novidade era a qualidade de registrar fatos sem a direção que ele, RUY, observava no teatro. Mas as coisas mudaram rápido. E o que era registro virou arte.
117 a. publicações no DIÁRIO POPULAR de 7 de agosto de 1897: a Câmara Federal, em sua sessão de ontem, aprovando o orçamento do Ministério do Exterior em segunda discussão, suprimiu as verbas concedidas para a manutenção das legações da RÚSSIA, no EQUADOR e COLÔMBIA, na ÁUSTRIA, sendo mantidas as legações: na SANTA SÉ, SUIÇA, BÉLGICA, ITÁLIA, PORTUGAL, ESPANHA, VENEZUELA, BOLÍVIA, PERU, PARAGUAI, JAPÃO, ARGENTINA, ESTADOS UNIDOS, CHILE, URUGUAI, ALEMANHA, FRANÇA e INGLATERRA.
O belo prado da MÓOCA deve encher-se amanhã de apreciadores de corridas, pois as que ali se realizam devem despertar muito interesse pela excelente organização dos cinco páreos de que se compõe o programa.
O DIÁRIO OFICIAL publicou hoje o seguinte boletim: “O GENERAL ARTHUR OSCAR continua a ocupar as posições tomadas ao inimigo, segundo participou ao governo em telegramas de 3 de julho e 1º deste mês, ambos recebidos no dia 5 de agosto à noite”. Prossegue: “Os fanáticos, em conseqüência da forte fuzilaria e do canhoneio que têm sofrido e que parece tê-los enfraquecido muito, mudaram para a parte oeste do arraial, deixando apenas os piquetes nas primitivas posições, os quais sustentam um constante tiroteio com as forças legais.   
115 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR, edição de 7 de agosto de 1899: o ministro da Justiça declarou ao chefe de polícia de SÃO PAULO a respeito da consulta que lhe foi feita, que é facultado o casamento na igreja sem as formalidades do ato civil, sendo, porém, que, neste caso, os nubentes se constituem em união ilegítima, pois a tanto importa o casamento religioso, sem o civil.
ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA, com promessa de casamento, em PELOTAS, conseguiu há tempo, que uma moça viúva lhe emprestasse 500$000 para estabelecer uma barbearia. Servido que foi, OLIVEIRA afastou-se. Encontrando-o, a moça exigiu-lhe o pagamento, e tanto bastou para que o desalmado devedor a esbofeteasse e ferisse com um guarda-sol.
Encontramos no CORREIO DO SERTÃO a notícia que – baiano da malta dos capangas ali festejados, procurou armado, o ilustre advogado doutor JESUÍNO UBALDO CARDOSO DE MELLO, em sua fazenda, em MONTE ALTO. Felizmente este cavalheiro se achava ausente na ocasião. O baiano, preso, declarou que estava comissionado para assassinar aquele doutor.
Em ARARAQUARA, diz O POPULAR que nestes últimos dias tem caído geadas em alguns pontos do município, causando sérios prejuízos à lavoura do café.
Desaparecendo o antigo APOLLI, o novo teatro chamar-se-á SANT´ANNA e terá lotação para 1.400 espectadores, mais ou menos. A conselho dos empresários de companhias, só terá duas ordens de camarotes, por ter a experiência demonstrado a inutilidade da terceira ordem nos teatros brasileiros.
AMPARO – Continua a chegar em grande quantidade o material necessário para o estabelecimento das redes de água e esgotos, cujos trabalhos devem ter princípio brevemente.  
111 a. do recebimento do corpo diplomático pelo novo PAPA, em 7 de agosto de 1903. O ministro de PORTUGAL pronunciou um discurso, felicitando sua santidade pela sua exaltação ao trono pontifício. PIO X respondeu agradecendo e declarando que a Igreja deseja a paz e o bem estar da humanidade. O conclavista FRESSAN foi nomeado capelão secreto do PAPA. A municipalidade de RIESE resolveu colocar o busto do PAPA na sala de suas sessões e uma lápide na casa em que sua santidade nasceu. Em todas as igrejas de ROMA e de toda a ITÁLIA foi festejada a eleição de PIO X. Suas irmãs virão residir em um convento de ROMA.
110 a. da confirmação que o presidente do URUGUAI, BATTLE Y ORDONEZ, teria sido vítima de um atentado quando fazia um passeio de carro em companhia de sua família, no dia 7 de agosto de 1904. Ao passar a carruagem pela esquina das ruas GOES e LARANAGA explodiu uma mina que levantou os trilhos de bondes e o calçamento. O presidente ORDONEZ e sua família nada mais sofreram do que o susto. A mina foi colocada dentro de um túnel.
107 a. 1º BATALHÃO e o Corpo de Cavalaria fizeram hoje, pela manhã, diversos exercícios nos arredores da ÁGUA BRANCA, sob a direção do CORONEL PAUL BALAGNY. O Secretário da Justiça e Segurança Pública assiste aos exercícios.  
104 a. tendo o governo dos ESTADOS UNIDOS consultado a CHINA sobre a Conferência Internacional de HAYA, em que se tratará de regulamentar a cultura, venda e exportação do ópio, o governo chinês respondeu em 7 de agosto de 1910 que não estaria pronto para se representar na Conferência antes de novembro. O projeto abrange 14 artigos e penalidades uniformes para todos os países.
103 a. (BELÉM) Acentuam-se as conseqüências da crise por que está passando o mercado da borracha. Casas importantes suspendem os pagamentos, pedindo moratória ao BANCO DO BRASIL. Foram encontradas grandes diferenças aos estoques de garantia para adiantamentos. Ontem o mercado se conservou calmo, cotando-se a borracha das ilhas a 4$500. (publicado no O ESTADO de 7 de agosto de 1911).
102 a. RÚSSIA e JAPÃO assinam um acordo que determina as esferas de influência na MONGÓLIA e na MANCHÚRIA, em 7 de agosto de 1912.
100 a. O pequeno Estado de MONTENEGRO declara guerra à ÁUSTRIA em 7 de agosto de 1914. Seu exército não passava de 30 mil homens.
98 a. da C S F :CONFEDERAÇÃO SULAMERICANA DE FUTEBOL, criada em 7 de agosto de 1916.
90 a. do Decreto número 16.543, assinado pelo Presidente da República, na Pasta da Justiça, mandando fechar a LIGA NACIONALISTA por seis meses, a contar de 7 de agosto de 1924, proibindo-lhe durante esse período qualquer atividade. Com isso foram fechadas todas as escolas dirigidas e mantidas pela instituição.
O PAÍS, de 10 de agosto de 1924, publicou artigo, sob o título NACIONALISMO SUBVERSIVO, sem assinatura, onde acusava a LIGA de participar no levante de SÃO PAULO, o que justificava o seu fechamento. E julgava o fato profundamente lamentável, porque a ela pertenciam várias figuras importantes, sendo difícil acreditar que elas tivessem participado do movimento revoltoso.
No dia 11 de agosto, FREDERICO VERGUEIRO STEIDEL deu resposta ao artigo do O PAÍS (publicada nesse jornal em 15 de agosto e reproduzida, na FOLHA DA NOITE, de 21, em SÃO PAULO.
Essa resposta termina com a frase: “Logo que possa, a Liga Nacionalista se defenderá, mostrando que nunca se desviou da linha, que vem seguindo há sete anos, de respeito e prestígio às leis e à instituições.” A LIGA NACIONALISTA, entretanto, nunca mais se reabriu.
80 a. ALFONSO LÓPEZ toma posse da Presidência da COLÔMBIA, em 7 de agosto de 1934.
78 a. inauguração do GRANDE TEATRO DA ÓPERA, de BUENOS AIRES, no dia 7 de agosto de 1936.
76 a. nasce o Cel.Ref. LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA em 7 de agosto de 1938. Entrou para a Força Pública no dia 15 de fevereiro de 1960. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 7 de março de 1964. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1964; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1967; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1972; MAJOR – 15 de dezembro de 1979;
76 a. morre CONSTANTIN STANISLAVSKI, diretor russo de teatro, em 7 de agosto de 1938.
73 a. aviões soviéticos bombardeiam BERLIM pela primeira vez, em 7 de agosto de 1941.
73 a. morre RABINDRANATH TAGORE, poeta indiano, em 7 de agosto de 1941. Prêmio NOBEL em 1913.
72 a. desembarque norte-americano na ILHA DE GUADALCANAL, em 7 de agosto de 1942, tomada pelos japoneses.
72 a. nasce CAETANO VELOSO em SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO, cidadezinha do RECÔNCAVO BAIANO, em 7 de agosto de 1942. Músico brasileiro, foi um dos principais expoentes do Movimento Tropicalista. Em 1968, ele lança o disco “TROPICÁLIA ou PANIS ET CIRCENSIS” ao lado de GIL, GAL, TOM ZÉ, TORQUATO TASSO, ROGÉRIO DUPRAT, CAPINAM e NARA LEÃO.           
72 a. nasce o maior pugilista da Argentina, campeão de 1970 e 1977, CARLOS MONZÓN. Nasceu em 7 de agosto de 1942. Morreu no dia 8 de janeiro de 1995, ao bater seu Renault 19, a 50 km de SANTA JAVIER, cidade onde nasceu. Retornava para a prisão de LAS FLORES, onde cumpria pena e desfrutava de 48 horas de liberdade aos finais de semana.
70 a. Tribunal Popular de BERLIM condena, no dia 7 de agosto de 1944, à morte oito militares culpados pelo atentado contra HITLER em 20 de julho de 1943, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois.
69 a. nasce o Cel. Res. VALDIR BRÁS DE ALMEIDA em 7 de agosto de 1945.
65 a. nasce o Major PM CLÁUDIO PRADOS DA SILVA em 7 de agosto de 1949, assassinado em 16 de junho de 1995.
60 a. cessar-fogo no CAMBOJA, depois do acordo entre VIETNÃ e LAOS, em 7 de agosto de 1954.
60 a. da confissão do motorista de táxi NELSON RAIMUNDO DE SOUZA de ter, na noite do crime da RUA TONELERO, transportado CLIMÉRIO EURIBES DE ALMEIDA, membro da guarda pessoal do presidente da República, para o local onde aconteceu o atentado que matou o MAJOR VAZ e feriu CARLOS LACERDA. Ele foi contratado por 20 mil cruzeiros para fazer o transporte de CLIMÉRIO, por telefone, por ele mesmo. Ele estacionou o carro numa transversal, em COPACABANA, e após o crime foi para o centro e depois retornou ao seu ponto em frente ao palácio do CATETE. Pouco depois, chegou CLIMÉRIO, vindo de COPACABANA, a quem transportou para a residência em CACHAMBI, zona norte do RIO. Chegando ao seu destino, percebeu que o carro estava marcado à bala. Preocupado, resolveu apresentar-se na delegacia do CATETE ainda na madrugada do dia 5. NELSON RAIMUNDO contou isso ao CAPITÃO JOÃO FERREIRA NEVES, professor da Escola de Polícia, nas dependências do 2º DP, onde NELSON estava detido, durante um jogo de damas. O CORONEL JOÃO ADIL, ao saber da confissão, telefonou para a residência oficial do ministro NERO MOURA, no GALEÃO, informando em primeira mão que se encontrava no quartel da PM, no centro da cidade, e que “o chofer tinha aberto a boca e contado tudo”. Solicitou a presença do ministro porque “havia elementos da guarda pessoal do presidente envolvidos e nós temos que ir buscá-los agora no CATETE”. Quando o ministro da Aeronáutica chegou à sede da Motomecanização, ADIL deu a entender que havia pessoas da família VARGAS envolvidas na trama. No local, já se encontrava o brigadeiro EDUARDO GOMES e o promotor CORDEIRO GUERRA. NELSON já tinha confessado que havia transportado o pistoleiro e sido contratado por gente da guarda pessoal, um tal de CLIMÉRIO.
58 a. cerca de mil pessoas morrem na explosão de sete caminhões do Exército, no centro da cidade colombiana de CALI, no dia 7 de agosto de 1956. Os caminhões estavam carregados de munição e combustível.
57 a. fim da dupla de atores cômicos STAN LAUREL e OLIVER HARDY, mais conhecidos como “O GORDO” e “O MAGRO”, após a morte de HARDY, aos 65 anos, em decorrência de problemas cardíacos, em 7 de agosto de 1957. 
54 a. COSTA DO MARFIM se torna independente da FRANÇA, em 7 de agosto de 1960.
53 a. astronauta soviético G. TITOV retorna à TERRA, a bordo do “VOSTOK II” em 7 de agosto de 1961, após 17 órbitas completas, realizadas em 25 horas e 18 minutos.
51 a. do assalto ao TREM POSTAL DA INGLATERRA, por quinze ladrões, entre eles, RONALD BIGGS, em 7 de agosto de 1963. Pouco antes das 19 horas, uma composição parte de GLASGOW, na ESCÓCIA, com destino a EUSTON, no REINO UNIDO. O TPO (TRAVELLING POST OFFICE) não era um trem comum, não carregava passageiros. Em seus vagões estavam distribuídos 70 funcionários dos correios e somente um guarda. Um maquinista e o foguista seguiam na locomotiva. O vagão imediatamente atrás da locomotiva, o chamado HVP (HIGH VALUE PACKAGE), carregava os pacotes de alto valor enviados semanalmente aos bancos de todo o país. Eles continham dinheiro, a maior parte notas usadas de pequeno valor, para ser distribuído e cobrir as reservas de cada agência. Naquela noite, graças a um feriado bancário na ESCÓCIA, a carga do vagão estava ainda mais valiosa. E não eram só os homens responsáveis pelos malotes que sabiam disso. A 45 km de um dos pontos onde o trem passaria mais tarde, um grupo aguarda ansioso por ação. Chefiando o bando está BRUCE REYNOLDS, um conhecido ladrão de jóias londrino que gostava de boa vida e dirigia um ASTON MARTIN, carro eternizado por JAMES BOND nos cinemas. BRUCE tornou-se um ladrão de jóias ainda adolescente. Quinze homens usam uniformes do Exército e roubam mais de 2,5 milhões de libras, num dos mais famosos, espetaculares e lucrativos roubos da História.
Quinze meses após ser preso. RONALD BIGGS escalou o muro da WANDSWORTH PRISON e escapou num caminhão de mudança. Fez uma cirurgia plástica em PARIS e viveu na ESPANHA e AUSTRÁLIA antes de chegar ao BRASIL, em 1970. Foi considerado desde então o maior fugitivo da Justiça britânica. Localizado no RIO DE JANEIRO, em 1974, não pôde ser extraditado, pois os ingleses não aceitaram a reciprocidade, exigida pelo governo brasileiro nesses casos. Logo depois nasceu o filho brasileiro de BIGGS, e a extradição tornou-se impossível. Sem poder trabalhar, BIGGS vivia de sua celebridade. Cobrava por entrevistas, autógrafos e presença em festas. Vendia camisetas com frases alusivas ao grande roubo. Por 60 dólares, turistas almoçavam com o anti-herói. Um derrame em 2000 deixou sua saúde debilitada. Em 2001, anunciou que voltaria à INGLATERRA. Em 7 de maio, BIGGS pisou novamente em solo britânico e foi preso. O jornal THE SUN custeou a viagem em jato particular e teria pagado 20 mil libras a MICHAEL BIGGS, filho do fugitivo – que é o MIKE do antigo TURMA DO BALÃO MÁGICO, programa infantil da Rede GLOBO nos anos 1980. Desde então, advogados solicitam a soltura de RONALD BIGGS, alegando sua avançada idade e seu estado de saúde. Em 6 de agosto de 2009 RONALD BIGGS é colocado em liberdade por compaixão pela Justiça da INGLATERRA.   
50 a. nasce a REPÚBLICA POPULAR DO CONGO, em 7 de agosto de 1964.
50 a. aviação turca bombardeia o CHIPRE, em 7 de agosto de 1964.
50 a das anotações feitas em 7 de agosto de 1964 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 29º - 6 anos e 64 dias na FORÇA PÚBLICA – 76 dias como 2º TENENTE – 323 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
E´uma data como qualquer outra, semelhante a de ontem, onde quase tudo transcorreu em idênticas situações.
Uma única novidade é que hoje começo a ler VITOR HUGO. Comprei uma coleção de dezesseis volumes desse escritor francês e, inicialmente, vou-me dedicar à sua obra OS MISERÁVEIS.
Sendo sexta-feira, após as aulas dadas durante toda a semana, posso respirar sossegado, pensando nas duas datas que tenho para recuperar as forças e o fortalecimento do espírito. 
42 a. da publicação em Boletim Geral de minha transferência do antigo 31º BPMM (hoje 13o.BPMM) para o QUARTEL DO COMANDO GERAL - COPOM. Nas minhas anotações de 7 de agosto de 1972: “As datas de transferências na PM são publicadas nos dias 5 e 20 de cada mês. Como dia 5 foi sábado, aguardo a publicação de minha transferência no boletim geral de hoje. Se isso ocorrer, amanhã será transcrito no boletim regimental do 31º BPM e, possivelmente, na semana que hoje se inicia, dar-se-á minha apresentação no COPOM. Desta maneira, parece que estou nos últimos dias como oficial do 31º BPM, Unidade onde cheguei a 30 de março de 1971. Estou nela, portanto, há um ano e quatro meses. Compareço no BANCO MERCANTIL nesta manhã, a fim de depositar um cheque de ASSIS. No BANCO BRASUL abro uma conta a fim de poder depositar CR$ 700,00. Dessa quantia, futuramente, será debitada a primeira prestação do “fuscão”. Chegando em casa, o soldado ARLINDO já está me esperando. Logo mais estamos a caminho do TUCURUVI. Pegamos o CAPITÃO AMADO e vamos para o 31º BPM. Deixando o sub cmt interino no Batalhão, aproveitando o tempo, vamos almoçar na residência da NEUSA, lá na CASA VERDE. Na 2ª Companhia de Rádio Patrulha, continuo o meu comando efêmero. Resolvo os vários problemas da Companhia. Temos uma ausência, a do soldado ALCINO MAIA. Desde o dia 3 de agosto não vem trabalhar. Possivelmente passe a desertor. Os soldados que foram vítimas do acidente sofrido com a RP 7, quando a viatura perdeu a roda no dia 1º de agosto de 1972, comparecem na subunidade. Já estão em franca recuperação, mas, dois deles, machucaram-se bastante no rosto. Às 14 horas, recebo um telefonema do batalhão. Prossegue o Conselho de Disciplina do soldado SANTANA e preciso ir ao quartel a fim de fazer a defesa. CAPITÃO CARLOS RODRIGUES e tenentes NELSON e JIMMY são os membros do CP. Ouvem duas testemunhas de acusação. O caso do soldado SANTANA está muito fácil para ser feita a defesa. Chega o BOLETIM GERAL Nº 147, de hoje, na Unidade. Traz diversas transferências de oficiais e, no item 5, consta a minha transferência para o QUARTEL GENERAL – CONTROLE OPERACIONAL DA POLÍCIA MILITAR – fato esse já aguardado há dias. MAJOR DARIO RIBEIRO quer me segurar ainda esta semana. É que na 5ª feira, dia 10, irei comandar o PTMD e, no dia 11 irei rondar as guarnições. Isto quer dizer que permanecerei no 31º BPM durante uma semana ainda. Para o meu lugar virá o CAPITÃO JOSÉ DA SILVA LOUREIRO NETO, do 12º BPM e não mais o CAPITÃO ABATE que, aliás, foi transferido para o 12º BPM. Deixo tarde o 31º BPM. Na 2ª Companhia RP pouca coisa temos nesta tarde e, às 19 horas, estou novamente no Batalhão a fim de levar o CAPITÃO AMADO à sua residência. Em GUARULHOS, como sempre, na VILA, passo horas muito boas, deixando-a somente às 23 horas”.
36 a. falece ORLANDO GARCIA DA SILVA – ORLANDO SILVA – em 7 de agosto de 1978. Nasceu na Rua GENERAL CLARINDO, hoje RUA AUGUSTA, no bairro de ENGENHO DE DENTRO, no dia 3 de outubro de 1915.
36 a. golpe militar em HONDURAS: uma junta militar depõe o Chefe de Estado, GENERAL MELGAR, em 7 de agosto de 1978.
35 a. das anotações de 7 de agosto de 1979: como é rotina às terças-feiras, estão no DELPHIN BALANCIER: CORONEL PM Ref JUVENAL, CORONEL PM RIGONATTO, CORONEL PM LAU, TENENTE-CORONEL PM PEREZ, TENENTE-CORONEL PM Ref PALUMBO, MAJOR PM Ref MATHIAS, MAJOR PM JÓBIO MIRANDA, CORONEL PM Ref GAÚCHO, TENENTE-CORONEL PM Ref VASCONCELLOS, CORONEL PM DORIVAL ROSSI e hoje também os TENENTES PM NÉDSON e GUIMARÃES.
Passaram para a reserva: TENENTE-CORONEL PM CABRAL, TENENTE-CORONEL PM LARANJEIRA, MAJOR PM APPARECIDO TEIXEIRA, MAJOR PM BONFIM, MAJOR PM JOÃO PIRES DE CAMARGO, CAPITÃO PM JACYRO FERNANDES e 1º TENENTE PM POZZI.
Ato público na PRAÇA DA SÉ, marcado para amanhã, tem como finalidade o combate ao Projeto de Anistia.  O Cmt manda reunir os comandantes das Unidades de choque: TENENTES-CORONÉIS HERMÓGENES e NEY e MAJOR PM ISER BRIZOLA.
O MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA entrará amanhã em gozo de férias. Passa a Chefia da Seção de Apoio Administrativo para o CAPITÃO PM GABRIEL.
Em casa, pela TV, fico sabendo: os refugiados argentinos estão homiziados no Consulado da Suécia, no RIO.
Nomeado o Presidente Interino da BOLÍVIA: WÁLTER GUEVARA ARZE.
O GENERAL-DE-EXÉRCITO MILTON TAVARES DE SOUZA será o novo Comandante do II EXÉRCITO.
A visita do Primeiro Ministro da ESPANHA, ADOLFO SUAREZ, ao BRASIL. Amanhã ele estará em SÃO PAULO.
34 a. furacão “ALLEN” deixa mais de uma centena de vítimas em sua passagem no CARIBE, em 7 de agosto de 1980.
30 a. em sua guerra contra o IRÃ, o IRAQUE retoma o ataque com mísseis aos barcos petroleiros que navegam pelo GOLFO PÉRSICO, em 7 de agosto de 1984.       
29 a. de minha palestra para os ASPIRANTES A OFICIAL da turma 1985, na área CENTRO, no dia 7 de agosto de 1985.
29 a. foi inaugurada no centro de SÃO PAULO, em 7 de agosto de 1985, a primeira delegacia de Polícia de DEFESA DA MULHER. Criada no governo FRANCO MONTORO surgiu a partir de protestos de mulheres que lutavam contra o descaso com que o Poder Judiciário e os distritos policiais lidavam com os casos de violência doméstica e sexual nos quais a vítima era do sexo feminino. No primeiro dia de funcionamento, os primeiros casos registrados foram relacionados a sedução, espancamento e estupro. A delegada titular, ROSMARY CORREIA, defendia que mulher entende muito mais o problema de outra mulher do que o homem.
Segundo ela, numa delegacia convencional havia constrangimento na hora dos detalhes, principalmente no caso de crimes sexuais. “Agora vai aumentar o número de mulheres dispostas a dar queixa, diminuindo assim a sensação de impunidade dos agressores. É o caminho mais curto para a punição dos criminosos”, disse.
O primeiro boletim de ocorrência registrado na delegacia foi um caso de sedução, logo pela manhã, às 9:25 horas. Uma menor de 16 anos de idade foi seduzida pelo namorado da mãe.
O segundo caso foi o de uma jovem de 26 anos, bancária, que apresentava escoriações pelo corpo e um hematoma no olho. O agressor foi o companheiro com quem vivia havia nove meses. “Sem dizer nada, ele me bateu na cabeça e deu socos em todo o meu corpo”, relatou.
O caso mais grave, registrado no dia da inauguração foi o de uma criança de 4 anos, estuprada por um rapaz desconhecido, de apenas 16 anos.    
No final do expediente do primeiro dia de atendimento da DELEGACIA DA MULHER, um total de 500 mulheres tinham feito consultas e prestado queixa. A maioria já sofria agressões, mas, por vergonha e constrangimento, nunca havia procurado uma delegacia comum.
27 a. presidentes da COSTA RICA, GUATEMALA, EL SALVADOR, NICARÁGUA e HONDURAS, reunidos na cidade guatemalteca de ESQUIPULAS, formalizam um plano para a pacificação da região, em 7 de agosto de 1987. Outras anotações nesta data: os oficiais alunos do CSP 87 serão submetidos nesta fria manhã chuvosa à 1ª Verificação Corrente de CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS. Estão na sala de aula o Professor TITO LIMA (ECONOMIA) e Professor JACKSON FISCHER (ADMINISTRAÇÃO APLICADA À SSP). Em Economia escrevemos sobre o Mercado (Concorrência Perfeita, Oligopólio). Na Administração discorremos sobre Eficiência e Eficácia na Policia Militar e Organização Complexa.
O CORONEL PM CARLOS FUGA comparece na classe às 10:20 horas para explicar detalhes de nossa viagem a BAURU, em 17 a 19 de agosto. Cumprimenta o TENENTE-CORONEL PM JOÃO NIKOLUK por ter recebido um cartão de prata dos magistrados da ALTA PAULISTA. Tece comentários sobre a “Peixada” de ontem. O CSP tem dessas coisas: as grandes dificuldades com as provas de CULTURA JURÍDICA e um almoço bem informal que serviu para descontrair os nervos dos oficiais alunos.
O TENENTE-CORONEL PM PROFÍCIO comparece para dar duas aulas de MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS, mas muito pouco pode apresentar face o adiantado da hora.
O TENENTE-CORONEL PM VALDIR está completando 42 anos de idade.
Compareço no CASRJ a fim de acertar certos detalhes com o TENENTE-CORONEL PM WÁGNER BRUSAROSCO e CAPITÃO PM FERREIRA. Encontro no “Meganhão” o CORONEL PM REIZO NISHI. Ele ainda não passou para a reserva, embora haja pressão para que ele faça isso.
No BANESPA, às 16 horas, também resolvo alguns problemas com o SILVA, MAURO e DANIEL. Ali encontro dois coronéis da reserva: JAYR BENEDITO CONTE e JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA. Vou tirar mais um serviço de fiscalização numa noite fria e desagradável. A primeira ocorrência para resolver é no JUMBO da Avenida BRIGADEIRO LUÍS ANTONIO e isso vai até 19 horas. O CABO PM AMILTON auxilia-me nesse fato.
Assisto os noticiosos da TV: hoje assumiu o novo Ministro do Interior – JOÃO ALVES FILHO, no lugar de JOÃO FRANCISCO.
Faleceu o palhaço ESTRIMILIQUE.
26 a. governo iraniano aceita a proposta de paz com o IRAQUE, pondo fim à guerra iniciada em 1980, em 7 de agosto de 1988.
26 a. morre HENRY FRENAY, fundador da Resistência Francesa, em 7 de agosto de 1988.
25 a. presidentes da AMÉRICA CENTRAL, reunidos em HONDURAS, chegam a um acordo para que a oposição deixe de atuar antes da realização das eleições na NICARÁGUA, em 7 de agosto de 1989.
24 a. tropas americanas entram na ARÁBIA SAUDITA na tentativa de impedir que o IRAQUE, que já havia tomado o KUWAIT, invada o território, em 7 de agosto de 1990.
24 a. TURQUIA fecha o oleoduto através do qual se transportava petróleo iraquiano para o MEDITERRÂNEO, no dia 7 de agosto de 1990,  após a invasão do KUWAIT pelo IRAQUE.
24 a. da posse de CÉSAR GAVÍRIA TRUJILLO como Presidente da COLÔMBIA, em 7 de agosto de 1990. Em 1998, terminava o mandato do Presidente ERNESTO SAMPER. ANDRÉS PASTRANA assumiu a Presidência em 7 de agosto de 1998.  
23 a. forças turcas atacam rebeldes curdos no norte do IRAQUE, em 7 de agosto de 1991.
22 a. governo e guerrilha moçambicanos assinam em ROMA, no dia 7 de agosto de 1992, o compromisso de paz, após 2 anos de negociações.
22 a. Conferência de Desarme, da qual participam representantes de 39 países, concluem, após 24 anos de discussão, a versão definitiva de um Tratado de Proibição de Armamento Químico, em 7 de agosto de 1992.
21 a. falece o GENERAL NEWTON SAMPAIO LEITE, em 7 de agosto de 1993.
20 a. décima Conferência Internacional de AIDS, em YOKOHAMA (JAPÃO), onde se noticia que a doença já afeta a 17 milhões de pessoas em todo o mundo, em 7 de agosto de 1994.
20 a. morre LIU HAISU, mestre da pintura moderna chinesa, em 7 de agosto de 1994.
20 a. de um empate inexpressivo em 1 a 1 do CRUZEIRO contra o BOTAFOGO, do RIO, num domingo, dia 7 de agosto de 1994, no MINEIRÃO. A única atração do jogo foi o centroavante e tetracampeão RONALDO, de 17 anos, que entrou, jogou apenas 25 minutos, marcou o gol que prometeu aos torcedores e ficou sob a tietagem de centenas de garotos que foram ao estádio para homenageá-lo antes de viajar para a HOLANDA, quando começaria a jogar pelo PSV EINDHOVEN. No final, a torcida do CRUZEIRO acabou vaiando o seu time, quando CLEISSON chutou para fora um pênalti.
19 a. um rebelde tamil se suicida com uma bomba em um edifício do governo, em COLOMBO, SRI LANKA, causando a morte de pelo menos 20 pessoas, em 7 de agosto de 1995.
19 a. suicídio do ex-presidente da COLÚMBIA PICTURES, DAVID BEGELMAN, em 7 de agosto de 1995.
18 a. NASA encontra evidências de vida primitiva em MARTE, no dia 7 de agosto de 1996.
17 a. das anotações em 7 de agosto de 1997: estamos atravessando uma época própria do inverno: temperatura baixa e chuvisqueiros esparsos. Nesta quinta-feira a pista da Avenida PAULO FACCINI, defronte o McDONALD, em GUARULHOS, finalmente está liberada. Ficou interrompida durante um bom tempo por causa da canalização do Córrego dos Cavalos.
Na AORPM, PASSOS e ALZENIR preparam-se para uma palestra no MAPPIN. Entram em contato comigo para obtenção de dados sobre as pretenções de autoridades federais quando à NOVA POLÍCIA. Acredito que esse assunto irá se arrastar durante muitos meses ainda.
Vou ao BANESPA. Enfrento uma longa fila para a retirada de R$2.350,00. LUCINDA não tem controle quando ao dinheiro que ganho. Tivemos de avançar no cheque especial antes do pagamento. Com o fracasso das aulas, fico a descoberto no banco.
O CORONEL ARY CANAVÓ conversa comigo sobre a sua participação na solenidade de ontem em QUELUZ, quando foi relembrado o Movimento Constitucionalista de 1932. Ele levou o veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA para esse evento. Eis que surge REGINA, mulher que não tem o “desconfiômetro”. Quer a todo custo continuar como conselheira da Sociedade. Recebe a pena de Advertência, de acordo com o artigo 18 do Estatuto, pelo seu comportamento nesta tarde. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA quer a sua exclusão como associada. Dona MARIA tem aversão por dona REGINA e também quer o seu afastamento definitivo da Sociedade.
O veterano SEVERINO DOS SANTOS chega quando já estou de saída, juntamente com GERALDO PIRES DE OLIVEIRA.
Em casa, recebo um telefonema do CORONEL PM RENALDO. Conta ele que houve um desencontro provocado pela troca de motorista. Prometera ceder um carro para levar o CORONEL CANAVÓ até QUELUZ e isso não aconteceu. O CORONEL CANAVÓ nada me falou a respeito disso. Converso com o RENALDO sobre o futuro do MMDC. É minha intenção lançar o nome de um coronel da ativa para a presidência da Sociedade. Ele levará a idéia para outros coronéis ligados ao MMDC.
Em uma disputa apertada, o economista e ex-ministro do Planejamento e da Cultura, CELSO FURTADO, de 77 anos, foi eleito hoje para a cadeira número 11 da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, que pertencia ao senador DARCY RIBEIRO.
Um avião de carga DC-8 que ira para a REPÚBLICA DOMINICANA caiu hoje perto do aeroporto internacional de MIAMI, causando a morte de três tripulantes e um guarda de segurança e deixando alguns feridos em terra. Caiu em uma zona comercial.
O CRUZEIRO derrota o FLAMENGO por 2 a 1, nesta noite. Fará a final da COPA CENTENÁRIO DE BELO HORIZONTE com o ATLÉTICO MINEIRO. A atração da partida foi a estréia de RENATO GAÚCHO no FLAMENGO. Foi dele o gol dos cariocas. 
16 a. MÔNICA LEWINSKY, ex-estagiária da CASA BRANCA, declara em depoimento ao júri que manteve “relações sexuais incompletas” com BILL CLINTON, presidente dos EUA, em 7 de agosto de 1998.
16 a. da venda do SANTANA 85, em 7 de agosto de 1998. Dona NELI é um exemplo de tenacidade. Antes das 8 horas, nesta sexta-feira, acompanhada de sua filha, está chegando em casa para a realização do negócio com o carro. Para mim é um dia completamente diferente, onde farei a última viagem com o SANTANA que adquiri em 15 de dezembro de 1991, justamente quando passava para a reserva. São seis anos e oito meses que eu o tenho. Primeiramente, passamos pela GUARUCAR para fazer uma vistoria e termo de avaliação do preço do carro. Explicadas as razões da venda, que será para a própria VOLKSWAGEN, que permanecerá de posse do carro até dona NELI quitar o empréstimo em sistema de leasing, a avaliação é feita por R%5600,00. Precisamos reconhecer minha firma num documento que preencho para a venda do carro. Vamos para SÃO PAULO. A MARLENE está acompanhando dona NELI, sua colega de infância. Deixamos o SANTANA no quartel do 1º BPChq. Vou reconhecer a firma no 5º Cartório, na Avenida TIRADENTES. Começa então a parte mais difícil; vamos para SÃO CAETANO. Erramos o caminho e pegamos a Avenida BANDEIRANTES. Andamos 30 km a mais para chegar no município onde fica a VOLKSWAGEN LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL – Rua AMAZONAS, Nº 5211. Há certa facilidade na concretização do negócio porque dona NELI é funcionaria dessa firma. Dos R%5600,00 do carro, dona NELI fica com R$1100,00 para dar entrada na compra do SANTANA. Será feito um cheque de R$4500,00 que dona NELI me entregará amanhã. Dona NELI fica no serviço. Levo MARLENE e a filha de dona NELI até a estação ARMÊNIA, onde retornarão a GUARULHOS. Deixo o carro no pátio do CAES. São 13 horas. Reconheço a firma no documento autorizando a transferência do veículo para a VOLKSWAGEM LEASING S/A, no 5º Cartório da Avenida TIRADENTES. Pego o metrô na LUZ e vou para o MMDC.
O CORONEL CANAVÓ esteve no 8º BPMI – CAMPINAS, pela manhã, na solenidade do 97º Aniversário daquele batalhão. Não o vejo hoje. Um delegado aposentado, FERNANDO, vem ao MMDC com o intuito de provar a participação do falecido pai – SARGENTO XIMENEZ – na revolução de 32. Pretende requerer a Pensão Especial de trezentos reais que sua mãe, de 84 anos, tem direito. Passam pelo MMDC o SARGENTO PM MARCELINO, da DIRETORIA DE PESSOAL; ALEMÃO e CRISTIANO.
Às 16:40 horas vou buscar o SANTANA no pátio do CAES. Retorno a GUARULHOS, concluindo a última viagem do SANTANA nas minhas mãos. Já está vendido e será entregue à dona NELI amanhã cedo. Cansado com a ida a SÃO CAETANO, assisto os jornais da RECORD e da GLOBO.
O TERROR mata 81 pessoas e fere quase duas mil em embaixadas dos EUA no QUÊNIA e na TANZÂNIA. Uma reportagem detalhada do ocorrido está em minhas memórias (páginas 9ª e 10ª do JORNAL DA TARDE)
Uma caneta BIC salvou o CABO PM SIDNEY RAMOS JÚNIOR. Por milagre, ele escapou de disparo fatal no coração durante tiroteio com o assaltante MARCOS BOCHORNY, de 28 anos. O tiro disparado pelo ladrão pegou em cheio na caneta do PM. Já o bandido, morreu no confronto, que envolveu também o PM ALBERTO ALVES BARBOSA. O tiroteio aconteceu por volta das 20 horas de ontem, em frente ao SHOPPING CENTER RAPOSO, no km 14 da rodovia RAPOSO TAVARES. O assaltante tentou roubar uma perua MITSUBHSHI.
Lendo o romance EMMELINE, de JUDITH ROSSNER, vou encerrar o 7 de agosto, data em que vendi o SANTANA CD 85.          
16 a. dos atentados nas EMBAIXADAS dos EUA, no QUÊNIA e na   TANZÂNIA, em 7 de agosto de 1998. O terrorista OSAMA BIN LADEN é responsabilizado pelo atentado que matou 258 pessoas.
15 a. chuvas torrenciais na CHINA e o transbordamento do RIO YANG TSÉ causam a morte de 732 pessoas e deixam 5,5 milhões de desabrigados, em 7 de agosto de 1999.
15 a. do casamento do filho de Dona LAURA, o MARCOS, no dia 7 de agosto de 1999.
15 a. falece o Cel. Ref. FÉLIX DE BARROS MORGADO, em 7 de agosto de 1999. Nasceu em 20 de novembro de 1920. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 1º de março de 1940. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 30 de dezembro de 1942. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de outubro de 1943; 1º TENENTE – 24 de maio de 1948; CAPITÃO – 24 de maio de 1952; MAJOR – 14 de dezembro de 1960; TENENTE-CORONEL – 28 de maio de 1963. Fez o curso de equitação em SAUMUR – FRANÇA.
15 a. transf. reserva: Cel. CARLOS DO AMARAL, em 7 de agosto de 1999. Na mesma data, também era publicada no Diário Oficial a transferência para a reserva do Ten.Cel. ÉDSON DE OLIVEIRA. Outras notícias neste sábado: a Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO acha-em festas. Trata-se do casamento do filho de dona LAURA, o MARCOS, moradores antigos desse lugar. Vou passar um sábado tranqüilo, quase sempre na biblioteca, cuidando do meu arquivo e relendo minhas memórias. O pugilista superpena brasileiro, “POPÓ” DE FREITAS, nocauteou o russo ANATOLY ALEXANDROV, do CASAQUISTÃO, mas radicado na FRANÇA, em apenas um minuto, 36 segundos de luta. “POPÓ” se torna campeão mundial da categoria, versão Organização Mundial de Boxe”. O lutador baiano, de 23 anos, surge como um novo ídolo nacional. Em 21 lutas como profissional tem 21 vitórias, todas por nocaute. POPÓ torna-se o primeiro brasileiro a ganhar um título mundial, desde 1975, quando MIGUEL DE OLIVEIRA derrotou o espanhol JOSÉ DURÁN e ficou com o título mundial dos médio-ligeiros.
Em WINNEPEG, GUSTAVO BORGES decidiu nos últimos metros a prova de revezamento 4 x 100 m “medley” e conquistou a 22ª medalha de ouro para o BRASIL. O BRASIL está em quinto lugar e encosta na ARGENTINA, que tem 25 medalhas de ouro.
CAMPEONATO BRASILEIRO: SANTOS 0 x VITÓRIA, da BAHIA 0; PONTE PRETA 1 x BOTAFOGO (RJ) 1; CORITIBA 1  BOTAFOGO, RIB. PRETO 1.
A noite é movimentada por causa do casamento do MARCOS.
Releio os dias 1º a 14 de agosto de 1975 a 1980 e 8 a 14 de agosto de 1995 a 1998. Cinco bandidos encapuzados invadiram um bar no JARDIM SÃO PAULO, em GUARULHOS, encurralaram os fregueses no salão e dispararam vários tiros. O ataque resultou em cinco mortos e três feridos, que foram internados em estado grave no Hospital Municipal de Urgências. Foi a 40ª Chacina doa no em SÃO PAULO. 
14 a. morre SIR ALEC GUINNESS, ator britânico, em 7 de agosto de 2000.
14 a. União Astronômica Internacional (IAU) anuncia a descoberta de dez novos planetas fora do sistema solar, em 7 de agosto de 2000.
14 a. falece o desembargador ODILON DA COSTA MANSO, aos 90 anos, no dia 7 de agosto de 2000. Nasceu em 16 de fevereiro de 1910. Pertenceu ao BATALHÃO ROMÃO GOMES, em 1932. Era Conselheiro Emérito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
14 a. do assassinato do Sgt. VANDERLEI DE CAMILO RONQUINI, aos 42 anos, pertencente a 3a.Cia/15o.BPMM-GUARULHOS, por ladrões, em VILA NOVA  BONSUCESSO, no dia 7 de agosto de 2000. 

ACONTECEU EM 07 DE AGOSTO DE 2001 : -  TERÇA-FEIRA
Sr. GERALDO FARIA MARCONDES comparece na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e quer uma reunião com o presidente GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e com o vice, Cel. GUIMARÃES. Ele reuniu mais de três mil assinaturas de visitantes do MONUMENTO-MAUSOLÉU, bem como sugestões e críticas que foram registradas em livro dedicado a isso. Quer marcar uma audiência com o governador GERALDO ALKMIN, a fim de expor o problema do MONUMENTO, que há anos necessita de uma reforma. O Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA chega logo mais, bem como o Cel. ANTÔNIO CARLOS MENDES. Mantemos uma ligação telefônica com o Cel. GUIMARÃES e a reunião fica marcada para o dia 9 de agosto.  
O BRASIL perdeu JORGE AMADO. Nos lugares onde compareço nesta manhã, comenta-se a morte do romancista. Na AORPM, cruzo com o CORONEL PM Ref OLAVO ALVES DE ANDRADE, um dos nossos mestres da Escola de Oficiais nos anos 1960. CARMELO vai ao BANESPA e depois percorrerá alguns locais que interessam ao MMDS. Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo a visita do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Deixamos a Sociedade com o CORONEL PM MENDES.

O MUNDO CHORA POR JORGE AMADO - “PELÉ DA LITERATURA”, foi assim que o jornal THE NEW YORK TIMES chamou o escritor JORGE AMADO. Além de comover os brasileiros, a morte do autor baiano causou tristeza ao ser anunciada na FRANÇA, PORTUGAL, CUBA, MÉXICO e ARGENTINA. Mais de 3 mil e 500 baianos foram prestar suas últimas homenagens ao escritor, que será cremado amanha no Cemitério JARDIM DA SAUDADE. Como era seu desejo, as cinzas serão espalhadas ao redor de uma mangueira, plantada por ele há 40 anos em sua casa.

GASTÃO EDUARDO DE BUENO VIDIGAL, um dos mais respeitados banqueiros do Pais, faleceu, aos 82 anos. Ele vinha resistindo a idéia de vender seu banco, o MERCANTIL DE SÃO PAULO, ao CITIBANK por um bilhão e meio de dólares. O futuro da instituição será definido a partir da abertura do testamento, na próxima semana. VIDIGAL ajudou a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA de São Paulo a sobreviver.

FALECEU o piloto MANOEL SOARES LEAES, que transportou o presidente JOÃO GOULART para o exílio no URUGUAI após o golpe militar, no começo de abril de 1964. Aos 78 anos, de embolia pulmonar, em PORTO ALEGRE.

O presidente colombiano, ANDRÉS PASTRANA, suspende o diálogo com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

JORGE QUIROGA toma posse como o sexto presidente da BOLÍVIA desde a instauração da democracia, em 1982.

2 002  :  -   QUARTA-FEIRA
O JORNAL DA TARDE de 7 de agosto mostrava que as investigações do caso do prefeito CELSO DANIEL, de SANTO ANDRÉ, haviam sido reabertas pois não havia sido encontrado o real motivo de sua morte. A edição trazia também um mapa da violência no Estado. Além disso, a alta do dólar havia assustado a economia mundial e o jogador de futebol RONALDO tinha acertado a sua ida para o REAL MADRID.

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA: Nesta manhã, ali converso com os Coronéis EDILBERTO, HERMES CRUZ, JORGE GONÇALVES, Tenente–Coronel AMORIM, Tenente NASCIMENTO e outros oficiais. Vamos participar de um almoço de negócios com: PASSOS, CARBAIA, CARMELO, MÁRIO MARGARIDO, CRISTIANO, ELÁDIO e RONALDO. Fico sabendo que o CORONEL ALCIONE PINHEIRO DE CASTRO encontra-se internado no Hospital da CRUZ AZUL já há alguns dias. O jornal CLARINADAS DA TABATINGUERA traz uma reportagem sobre o 9 de JULHO, mostrando alguns oficiais da reserva desfilando sob o comando do Cel. HERMES CRUZ e Ten–Cel  AMORIM.
Já na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, com o Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES vamos manter um contato telefônico com o Deputado Estadual, Cel. ÉDSON FERRARINI, a fim de atacarmos o tal Projeto de Lei 461/02, de autoria do Deputado Estadual CLAUDINI CRESPO, querendo mudar a sigla MMDC para MMDCA. O FERRARINI consegue uma audiência com o presidente da Assembléia, WÁLTER FELDMAN, para dia 13 de agosto.
O Sr. MARCONDES não comparece ao MMDC nesta tarde. Mantém um contato telefônico conosco. Diz que o GENERAL BUENO estará agora à tarde no Monumento–Mausoléu, dando uma entrevista para jornalistas.
Recebo a visita do desembargador aposentado CÉLIO DEBES. Presenteia-me com um livro sobre a vida de WASHINGTON LUÍS, de 1925 a 1930. Ele já escreveu outros livros: A CAMINHO DO OESTE, O PARTIDO REPUBLICANO DE SÃO PAULO NA PROPAGANDA;CAMPOS SALLES, PERFIL DE UM ESTADISTA; JÚLIO PRESTES E A PRIMEIRA REPÚBLICA; TRIBUNAL DE CONTAS, UMA INSTITUIÇÃO; PANORAMA HISTÓRICO – CULTURAL DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS. CÉLIO DEBES nasceu em 1926. Pertence à ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS (1º Secretário, cadeira nº 4); ao INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, onde é sócio emérito e atual Primeiro Vice–Presidente. Também pertence à ACADEMIA  PAULISTA DE HISTÓRIA (Secretário Geral), à ORDEM DOS ADVOGADOS e à ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO DA USP.

O governo brasileiro e o Fundo Monetário Internacional – FMI – anunciaram hoje um novo empréstimo de trinta bilhões de dólares para o País e a redução do piso de reservas do Banco Central, de quinze bilhões para cinco bilhões de dólares. O mercado considerou o acordo melhor do que o esperado. O dólar fechou hoje a R$ 3,02.
  
Os juízes OCTÁVIO AUGUSTO MACHADO DE BARROS FILHO, corregedor dos presídios, e MAURÍCIO LEMOS PORTO ALVES, do Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária (DIPO), foram afastados dos cargos hoje à tarde. Ambos são acusados por juristas, entidades de direitos humanos e pela OAB-SP de autorizar saídas de presos usados como agentes infiltrados em organizações criminosas por PMs do Grupo de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância – GRADI – O caso está sendo publicado em todos os jornais nesses últimos dias. O Secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, recusou-se a dizer se tinha ou não conhecimento do uso de presos infiltrados em quadrilhas por PMs do GRADI, que trabalhavam ligados diretamente ao seu gabinete.
  
O empresário ODÍLIO BERGAMINI, de 50 anos, foi libertado pela polícia, hoje de madrugada, após passar 56 dias em quatro cativeiros diferentes. Quatro bandidos foram presos. Um dos envolvidos foi preso na semana passada e, a partir daí, o drama do dono de supermercados começou a acabar.
ODÍLIO BERGAMINI foi seqüestrado em 11 de junho, em GUARULHOS. Ele estava na SAUNA PAINEIRAS, na Avenida TIRADENTES, por volta das 22 horas, quando um grupo de pelo menos oito bandidos, sendo que seis usavam coletes semelhantes ao da Polícia Civil, armados de fuzis e metralhadoras invadiram o local e o seqüestrou.

O jogador brasileiro RIVALDO foi aclamado hoje pela torcida do MILAN como o grande reforço para a temporada. O meia disse que espera ser campeão italiano já no primeiro ano. Já RONALDO anunciou sua disposição de ficar na INTERNAZIONALE, depois que o REAL MADRID desistiu de contratar o jogador.

Foi tensa a cerimônia de posse do novo presidente da COLÔMBIA, ÁLVARO URIBE, hoje em BOGOTÁ, capital do País. Pelo menos dezessete pessoas morreram e 24 ficaram feridas na explosão de três cilindros de gás perto do Congresso, minutos após URIBE ter entrado no edifício para a cerimônia. O atentado soma-se a outros seis que sacudiram BOGOTÁ em meio ao forte esquema de segurança montado para a posse do novo presidente.

CHOCOU-SE contra uma montanha durante vôo de treinamento em PORTO RICO, realizado em meio a chuva e neblina, um avião militar dos EUA. Os dez tripulantes morreram. Em CAGUAS, PORTO RICO.

Uma mulher de 90 anos morreu na casa de repouso onde vivia, na cidade alemã de HANOVER. Foi morta por NORA, uma ursa de 220 quilos, levada ao local por um grupo circense para alegrar os idosos. Logo no início do show, a ursa tropeçou na cadeira de rodas da senhora e caiu sobre ela. O caso aconteceu há dois anos , mas só foi revelado hoje.

2 003   :  -   QUINTA-FEIRA
O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES liga-me logo cedo para falar da morte de ROBERTO MARINHO e a sua intenção de passar um telegrama de pêsames em nome da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
A temperatura cai nesta quinta-feira. Chovera de madrugada. Chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC um pouco depois do meio-dia. Mando um e-mail para as ORGANIZAÇÕES GLOBO onde a nossa Sociedade envia os pêsames do Conselho Supremo, da Diretoria Executiva e dos funcionários do MMDC pela morte de ROBERTO MARINHO. Logo em seguida tenho um almoço de negócios com VICTÓRIO, AMÉRICO e RONALDO. Isso vai até quase às 14 horas. Na Sociedade, a tarde é tranqüila. O Cel MENDES almoçara com o OSVALDO, proprietário da GRAFITE. Consegue ele o primeiro cartaz do Movimento Constitucionalista de 32, onde aparece uma criança com o capacete, cartaz este que o MENDES e eu achamos muito mais atraente do que o aprovado pela Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. O tenente PAULO CÉSAR mandou um PM passar pelo MMDC a fim de buscar o acórdão do TRIBUNAL DE JUSTIÇA no agravo de instrumento criado pelo IPH, a fim de reproduzir em número suficiente para ser encaminhado aos conselheiros. Esse oficial também cuidará da postagem da carta encaminhando o agravo. Redijo um ofício endereçando ao Cmt Geral, Cel ALBERTO, a ata da reunião da Diretoria Executiva de 27 de junho, o acórdão já comentado e o modelo da carta que está seguindo para os conselheiros. Tudo isso servirá de base para a reunião do Conselho Supremo, ainda neste mês de agosto. O Sr. MARCONDES não vem à Sociedade nesta fria tarde, mas mantém contatos telefônicos conosco. Somente deixamos o MMDC depois das 16 horas. Ainda um pouco antes, recebera um telefonema do Sargento Reformado CORTEZ, meu antigo motorista, pedindo um favor do Centro Odontológico, a respeito de um tratamento dentário de sua filha. Como tem até se tornado um hábito, o Cel MENDES deixa-me nas imediações do ponto de ônibus EXPRESSO COCAIA, quando vai para sua residência.
Telefona-me a doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Ela está despedindo uma funcionária desonesta, que inclusive ameaçou atos de represália pela medida tomada pela doutora NELLY. Solicitei ao tenente ANÍSIO, oficial do reservado da área centro, ajudá-la contra essas ameaças. Doutora NELLY está agradecida pela medida tomada, sendo que o tenente ANÍSIO prontamente atendeu-a.
Assisto pela TV os jornais que trazem amplo noticiário da morte de ROBERTO MARINHO.

ELEITO para a ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS o juiz JOSÉ RENATO NALINI, presidente do TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DE SÃO PAULO. NALINI tem diversos trabalhos publicados na área jurídica.

O jornalista ROBERTO MARINHO, presidente das ORGANIZAÇÕES GLOBO, foi enterrado hoje à tarde no mausoléu da família no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no bairro de BOTAFOGO, no RIO. A cerimônia foi acompanhada por 300 pessoas entre familiares, amigos, políticos, empresários e funcionários das empresas do grupo. Os filhos, netos e a viúva LILY MARINHO, bastante emocionados, jogaram pétalas de rosas no túmulo. Durante o velório, na residência da família, o cardeal dom EUGÊNIO SALES fez uma oração. O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA esteve no local, acompanhado de sete ministros e dos presidentes da CÂMARA, JOÃO PAULO CUNHA, e do SENADO, JOSÉ SARNEY. A prefeita MARTA SUPLICY anunciou hoje que pretende mudar o nome da avenida ÁGUAS ESPRAIADAS para avenida ROBERTO MARINHO. A biografia do jornalista e a história de seus empreendimentos ocupam um espaço nas minhas memórias, lançada em 3 de dezembro, data em que nasceu. No dia 3 de dezembro de 2003 ele completaria 99 anos.

O técnico GENINHO está na corda bamba depois da derrota do CORINTHIANS para o FIGUEIRENSE, por 1 a 0, no PACAEMBU, na noite desta quinta-feira. O FLAMENGO “massacrou” o BAHIA, no estádio do MARACANÃ, por 6 a 0. No BEIRA-RIO, o INTERNACIONAL venceu o CORITIBA por 1 a 0. O GUARANI não teve piedade do “lanterna” do BRASILEIRO, vencendo o GRÊMIO por 2 a 0, no estádio BRINCO DE OURO DA PRINCESA, em CAMPINAS.

O atletismo garantiu mais duas medalhas de prata para o BRASIL, hoje. Mas, para MARILSON DOS SANTOS, que foi o segundo na prova dos dez mil metros, ficou o gostinho amargo da derrota. Afinal, fez uma bela corrida, assumiu a liderança na metade do percurso e só foi ultrapassado nos metros finais pelo mexicano TEODORO VEJA. Foi a segunda medalha conquistada por MARILSON; a primeira, de bronze, foi na prova dos cinco mil metros. A outra prata saiu no arremesso de peso, com ELISÂNGELA ADRIANO, que em WINNIPEG 99 havia conquistado o ouro no arremesso do disco.

Cerca de 4 mil SEM-TETO deixaram pacificamente o terreno invadido da VOLKSWAGEN, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC, depois que 1 145 PMs cercaram a área. Revoltada com a reintegração de posse, parte dos SEM-TETO incendiou seus barracos. Eles partiram em manifestação até o PAÇO MUNICIPAL de SÃO BERNARDO, onde pretendem passar a noite.

O seqüestrador CLÁUDIO ROBERTO MOREIRA PACHECO, o SUSSUQUINHA, de 38 anos, foragido do Batalhão de Choque da PM do RIO DE JANEIRO, desde 29 de maio, foi preso hoje em SÃO PAULO, numa operação conjunta entre as polícias carioca e paulista e o Ministério Público do RIO. SUSSUQUINHA foi detido por investigadores da Divisão Anti-Seqüestro de SÃO PAULO, próximo à estação do METRÔ ANA ROSA, quando negociava a libertação do empresário do ramo hoteleiro FRANCISCO DE PINHO ESTEVES, de 73 anos, seqüestrado desde o dia 23 de julho. A vítima permaneceu o tempo todo acorrentada em cativeiro, uma casa em construção da rua GENERAL AMILCAR SALGADO DOS SANTOS, na LIBERDADE, região central. Foi alimentada só com água e bolachas, e não pôde tomar banho. SUSSUQUINHA hospedou-se no hotel de ESTEVES, em ITAQUERA, zona leste, 20 dias antes do seqüestro e fez amizade com ele.

PRESO RONALDO DIAS, conhecido como CHOCOLATE, acusado de envolvimento direto na execução do juiz-corregedor de PRESIDENTE PRUDENTE, ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS, ocorrido em 14 de março.

APREENDIDOS 850 quilos de cocaína em um sítio. No local havia também um laboratório de refino da droga e uma grande quantidade de armas e munições, como dois fuzis M-16 com lança-granada, armamento utilizado pelos EUA na GUERRA DO IRAQUE. Sete pessoas foram presas, entre elas dois peruanos. Em RIO CLARO, SÃO PAULO.

Um dia depois de o ex-fisiculturista, ator e republicano ARNOLD SCHWARZENEGGER decidir concorrer ao Governo da CALIFÓRNIA, os democratas resolveram unir forças para não deixar que um plebiscito derrube o atual governador, filiado ao partido, GRAY DAVIS. O anúncio da candidatura de SCHWARZENEGGER, em cadeia nacional nos EUA no popular programa de entrevistas “TONIGHT SHOW WITH JAY LENO”, da rede NBC, explodiu entre os democratas, que acham essencial que DAVIS consiga manter o posto para o qual foi reeleito em novembro.

Pelo menos 11 iraquianos morreram hoje num atentado diante da Embaixada da JORDÂNIA, em BAGDÁ. Nenhum grupo assumiu o ataque. Pouco depois, em outra área da cidade, dois soldados dos EUA foram feridos com granadas. Ontem, dois militares americanos morreram em tiroteio contra iraquianos entrincheirados numa casa.

BALI, INDONÉSIA – Anunciando seu primeiro veredicto sobre o atentado de outubro de 2002, em BALI, um tribunal indonésio sentenciou à pena de morte por fuzilamento AMROZI BIN NURHASYIM por seu envolvimento nos ataques que deixaram 202 mortos, a maioria turistas estrangeiros. AMROZI é o primeiro dos mais de 30 suspeitos a ser sentenciado por um painel de cinco juízes, que o considerou culpado de planejar e ajudar a executar os ataques a bomba – os mais mortíferos desde os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Seus advogados vão apelar da sentença. Depois da leitura do veredicto, AMROZI levantou seus braços e, com um amplo sorriso, fez o sinal de positivo a seus advogados.

APROVADA pelo Parlamento liberiano a renúncia do presidente CHARLES TAYLOR, por 46 votos a 1. O País vive há quatorze anos uma guerra civil e nos últimos dois meses, mais de mil pessoas morreram em combate. O grupo que lutou para derrubar TAYLOR não reconhece o vice-presidente MOSES BLAH, como novo dirigente do País. No dia 4 uma força de paz, formada por mais de 100 soldados da NIGÉRIA chegou à LIBÉRIA, para tentar pôr fim ao conflito.

CONDENADO ao pagamento de multa de um milhão e setecentos mil dólares o ator egípcio OMAR SHARIF, de 71 anos, que atuou nos filmes LAWRENCE DA ARÁBIA e DOUTOR JIVAGO. SHARIF é acusado de bater em um policial em um cassino no subúrbio parisiense. A vítima passou dois dias em repouso para recuperar-se de uma pancada na cabeça. A agressão foi captada pelas câmeras do circuito interno do estabelecimento. A condenação foi divulgada pelas autoridades francesas em PARIS.

ASSISTO na GLOBO a primeira parte de O GLADIADOR, filme dirigido por RIDLEY SCOTT, em 2000. Épico dramático, grandioso espetáculo em que as cenas de batalha rendem surpresa, emoção e torcida, a computação gráfica cria cenários imensos que parecem reais e o elenco de categoria faz o melhor que pode com seus personagens mal escritos. De fato, é pena que o roteiro não tenha sido feito com mais dedicação e competência,  apesar de copiar várias sacadas e situações de grandes épicos anteriores, como BEM-HUR (1959), SPARTACUS (1960) e A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO (1964). Mas, tudo bem: o talento profissional colocado nas inúmeras cenas de ação, o embasbacante apuro visual e as boas interpretações lideradas pelo carismático RUSSELL CROWE compensam a titubeante trama. Em 180 a. C., o general MAXIMUS (CROWE) vence o último exército bárbaro que desafiava o poder de ROMA. O justo e envelhecido imperador MARCO AURÉLIO (RICHARD HARRIS) planeja impedir que seu tirânico filho COMMODUS (JOAQUIN PHOENIX) o suceda, e pede a MAXIMUS que restaure a República. Mas COMMODUS mata o pai e ordena a execução de MÁXIMUS. O general consegue fugir, mas é capturado na ESPANHA e vendido como escravo. Treinado para ser gladiador, MÁXIMUS logo estará lutando como astro no COLISEU em ROMA, e novamente será alvo da ira de COMMODUS. Acontece que.... Levou os OSCAR de filme, ator (CROWE), que merecia muito mais ter ganho no ano anterior por O INFORMANTE, som, efeitos visuais e figurinos. Com CONNIE NEIELSEN, OLIVER REED e DEREK JACOBI.

2 004  :   -    SÁBADO   100 143 155 204/ 82 1531592201/ 41832152013/  16
Aproveito o sábado para recolher material através das anotações em minhas memórias, para fornecer ao repórter MARCELO GODÓI, que virá em casa na terça-feira, dia 10, para me entrevistar. Ele está trabalhando numa tese sobre a POLÍCIA MILITAR. Isso vai me ocupar boas horas, fazendo com que volte aos anos 68,69 e 70. Por outro lado, tenho trechos de 1984 para colocar no computador.

Face o telefonema da professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, ontem à noite, mantenho um contato com o CORONEL MENDES, através do seu celular, para combinarmos uma ida ao CONDEPHAAT, na segunda-feira, pela manhã. Trata-se de sustentar a idéia de manter o nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, que a prefeita ultrajou com uma lei anacrônica, por não conhecer o valor da história.
 
Na véspera do DIA DOS PAIS, o atacante ROMÁRIO, do FLUMINENSE, de 38 anos, foi detido hoje por não pagar a pensão alimentícia para os dois filhos de seu primeiro casamento, com MÔNICA SANTORO –MONIQUINHA e ROMARINHO, de 12 e 8 anos de idade. O jogador foi levado para a 16ª Delegacia de Polícia, na BARRA DA TIJUCA, por oficiais de justiça, com ajuda de policiais militares. Ele foi liberado às 17:35 horas e saiu pelos fundos da delegacia em um AUDI prata, sem dar declarações à imprensa, depois de permanecer por pouco mais de cinco horas no local. ROMÁRIO comprovou à Justiça o depósito de pensão alimentícia no valor de 53.304,08 reais. O valor total, em atraso, seria de 140 mil reais, segundo MÔNICA SANTORO. O pagamento foi feito em uma conta no BANCO DO BRASIL, na quinta-feira, dia 5, um dia depois da emissão da ordem de prisão do jogador por trinta dias, expedida pela 5ª Vara Cível.

JOGOS PELO CAMPEONATO BRASILEIRO: FLUMINENSE 3 x PARANÁ 1; ATLÉTICO MINEIRO 3 x GRÊMIO 0; GOIÁS 1 x CORITIBA 2; SANTOS 0 x SÃO CAETANO 1.
O SANTOS sofreu com a retranca do SÃO CAETANO, na VILA BELMIRO com um gol de FABRÍCIO CARVALHO quando não havia chegado a um minuto de jogo. O time de LUXEMBURGO pode perder a ponta da classificação.

Foi sepultado hoje à tarde o aposentado JARBAS MIRANDA COELHO, de 83 anos, atropelado ontem em BELO HORIZONTE por um batedor da Polícia Rodoviária Federal, que fazia a escolta da comitiva presidencial. O PRESIDENTE LULA e a primeira-dama MARISA LETÍCIA lamentaram, em nota oficial, a morte do aposentado, que chegou a ser socorrido pela equipe médica da Presidência e levado ao hospital. COELHO perdeu o baço, sofreu fratura na bacia e morreu no início da madrugada deste sábado. Os gastos com o funeral foram assumidos pela Presidência.

O desempregado EDUARDO AUGUSTO DE MORAES, 29 anos, telefonou à polícia para avisar que havia matado a mãe, estrangulada na madrugada, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. A PM achou o corpo da aposentada ARLINDA DOMINGOS DE MORAES, de 65 anos, numa cama do apartamento onde ela vivia com os dois filhos –EDUARDO e o policial rodoviário VANDERLEI. Vizinhos falaram que EDUARDO vivia recluso e teria problemas mentais. Ele está preso no 3º Distrito Policial.

O cantor MARCUS MENNA, vocalista do grupo LS JACK, foi transferido hoje da UTI do Hospital COPA D´OR para a Unidade Semi-Intensiva do mesmo hospital. No local, MENNA receberá “cuidados intermediários”, como definiram os médicos. O cantor já abre os olhos, apresenta movimentos espontâneos e reage a estímulos externos. MENNA está internado há 35 dias no COPA D´OR, onde completou 28 anos recentemente. O vocalista sofreu uma parada cardíaca após ter sido submetido a uma lipoaspiração no abdômen.

Um incêndio atingiu metade do PARQUE CHAPADA IMPERIAL, que fica a 50 km de BRASÍLIA. Segundo o CORPO DE BOMBEIROS da região, o incêndio começou na manhã do dia 6 de agosto. A estimativa é de que metade da área de 4.800 hectares tenha sido destruída. O combate começou na tarde da sexta-feira, dia 6, mas o vento provocou o surgimento de novos focos hoje pela manhã. O fogo só foi controlado no início da noite com auxílio de um helicóptero, que jogou bolsas de água na área. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

ACELINO POPÓ FREITAS foi derrotado pelo norte-americano DIEGO CORRALES por nocaute técnico no 10º assalto, e perdeu o título mundial dos leves pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE BOXE. Foi a primeira derrota do brasileiro.

O célebre técnico ZICO fez a seleção japonesa sagrar-se bicampeã da COPA DA ÁSIA, depois de derrotar a CHINA, em PEQUIM, por 3 a 1.

CONQUISTOU a medalha de ouro nos X GAMES, o campeonato mundial dos esportes radicais, o skatista brasileiro SANDRO DIAS, o MINEIRINHO, na categoria vertical, em LOS ANGELES.

O inglês IORWORTH HOARE cumpre pena de prisão perpétua em LONDRES (condenado por estupro). No sábado, dia 7, ele obteve permissão para passar o final de semana em sua casa. HOARE comprou um bilhete de loteria e voltou para a cadeia milionário: ganhou um prêmio de 13 milhões de dólares.

O australiano LLEYTON HEWITT precisou de 54 minutos para despachar o espanhol TOMMY ROBREDO e chegar à decisão do MASTERS SERIES DE CINCINNATI. O adversário da decisão sairá do confronto entre os americanos ANDY RODDICK e ANDRE AGASSI, no domingo, dia 8. O ex-número 1 do mundo disputará  sua 29a decisão da carreira e a terceira desde janeiro de 2004. Atualmente em décimo lugar no ranking de entrada, o australiano foi campeão neste ano dos torneios de SYDNEY e ROTERDÃ e parou na semifinal de QUEEN´S e HAMBURGO. Ele também foi às quartas-de-final em ROLAND GARROS e WIMBLEDON. O australiano é um dos poucos jogadores bem colocados no ranking que não vai disputar as Olimpíadas de ATENAS.

O governo interino iraquiano ordenou hoje o fechamento dos escritórios em BAGDÁ da rede de TV do QATAR, AL JAZEERA, por ao menos um mês. A decisão foi confirmada pelo premiê interino do país, IYAD ALLAWI, que defendeu a necessidade de “proteger o povo do IRAQUE”. A emissora classificou o fechamento de “injustificável”. Segundo ALLAWI, o governo interino monitorou as transmissões da AL JAZEERA nas últimas quatro semanas e concluiu que a rede incita a violência e o ódio no país.

O cantor francês JACQUES DOUAI, primeiro intérprete da popular LES FEUILLES MORTES, de JACQUES PRÉVERT, em 1947, morreu neste sábado, em PARIS, aos 83 anos, de causas não reveladas.
            
2 005  :  -  DOMINGO
Um dia de descanso. Dedico-me quase que exclusivamente às minhas memórias, atualizando os livros e digitando os últimos acontecimentos. A impressão da semana demora algumas horas. Com isso, não vejo o domingo passar.

O SÃO PAULO continua o seu calvário no CAMPEONATO BRASILEIRO. Hoje, o time perdeu para o GOIÁS por 1 a 0, no MORUMBI, e está na zona de rebaixamento. Já o PALMEIRAS continua invicto desde que passou a ser dirigido pelo técnico LEÃO. Nos descontos, o time derrotou o JUVENTUDE por 2 a 1. O SANTOS empatou com o PARANÁ por 1 a 1, em MARINGÁ. A PONTE PRETA perdeu uma ótima chance de voltar à liderança. Mesmo jogando no Estádio MOISÉS LUCARELLI, a MACACA apanhou de 3 a 0 para o CORITIBA e continua na vice-liderança da competição. Essa partida da PONTE marcou a estréia de ZETTI como técnico. Ele, como era de se esperar, lamentou bastante a derrota, ainda mais pelo fato de sua nova equipe ter perdido a chance de voltar ao primeiro lugar. O FLUMINENSE venceu o ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 1, no MINEIRÃO, e roubou a esperança da torcida do GALO. Com a demissão de TITE e a estréia de MARCO AURÉLIO, a esperança era que o time reagisse. Mas, com 13 pontos, o ATLÉTICO segue em penúltimo na classificação.  

O segurança ALTAIR RODRIGUES DA SILVA, de 38 anos, foi morto com cinco tiros por volta das 18 horas de ontem, em um bar na avenida JOSÉ LOURENÇO NEVES, 388, no bairro BOM CLIMA, em GUARULHOS. Ele trabalhava para o Sindicato dos Condutores de GUARULHOS (SINCOVERG) e teria denunciado esquema de corrupção no sistema de transporte da cidade. Dois homens numa moto chegaram ao estabelecimento, onde a vítima tomava cerveja, atiraram e depois fugiram. As balas atingiram a cabeça e o pescoço de SILVA, que morreu no local. Na segunda-feira, dia 1 º de agosto, outra pessoa ligada ao sistema de transportes do município sofreu uma tentativa de homicídio. O PM BENEDITO APARECIDO ROCHA, de 39 anos, levou cinco tiros quando trafegava de moto por uma rua do bairro PARQUE EDU CHAVES, na zona norte da Capital. Os tiros foram disparados por outros dois homens que passaram pelo local. O PM acusou dois outros policiais de tentar executá-lo, por causa de dívidas que tinha com os colegas. Os três PMs têm sociedade em coletivos que fazem o transporte público no município. Sindicalistas de GUARULHOS, que não quiseram se identificar, disseram que a SINCOVERG sofre uma guerra interna.

A polícia resgatou hoje, em CURITIBA, a mulher, a filha e a empregada do piloto de helicóptero JOSÉ MELO VIANA. Ela prendeu quatro seqüestradores e frustou o plano de resgate de um dos líderes do Primeiro Comando da Capital, conhecido por TIO, da Penitenciária de MIRANDÓLIS. VIANA seria forçado a buscar TIO na cadeia. Decepcionados com o fracasso do plano, presos de MIRANDÓPOLIS iniciaram motim, mas se renderam.

MORREU, na madrugada, de edema pulmonar, o jornalista ROGÉRIO SANTOS DE OLIVEIRA, de 31 anos. Mais conhecido como ROGÉRIO PANDA, foi repórter por três anos do “ESTADO”. Atualmente trabalhava no jornal “AGORA”, do Grupo FOLHA DA MANHÃ, onde já havia prestado serviços anteriormente. PANDA também foi gerente de comunicação social da Secretaria Municipal de Transportes, na gestão de MARTA SUPLICY. Depois, atuou na assessoria do vereador ARSELINO TATO. Repórter investigativo, PANDA, que nasceu em OSASCO, começou a carreira na extinta FOLHA DA TARDE. Uma de suas reportagens, em que se transformou em camelô durante algum tempo, ajudou a desvendar a história da MÁFIA DOS FISCAIS. O jornalista será enterrado na segunda-feira, no Cemitério PARQUE DAS GARÇAS, em SANTANA DO PARNAÍBA.

Neste domingo foi divulgado que a dançarina SHEILA CARVALHO deixará o grupo “É O TCHAN”. Ela ficou oito anos no conjunto e sua substituta será escolhida em um concurso.

“O FANTASMA DA ÓPERA” comemorou neste domingo a sua centésima apresentação com um recorde de público entre os musicais que passaram pelo TEATRO ABRIL. A peça também é campeã de venda de produtos como camisetas, bonés e canecas. Ganha de “CHICAGO” e de “A BELA E A FERA”.
  
Após três dias presos no minissubmarino russo PRIZ, o comandante VYACHESLAV MILASHEVSKY, de 25 anos, e os outros seis tripulantes foram resgatados do OCEANO PACÍFICO. O minissubmarino, que estava a quase 200 metros de profundidade, voltou à superfície ajudado pela embarcação de resgate britânica SCORPIO. Em uma corrida contra o tempo – o oxigênio estava se esgotando -, o submergível britânico, enviado à Península de KAMCHATKA na sexta-feira, cortou com braços comandados por controle remoto o emaranhado de cabos que estava preso à hélice. “Estava frio, muito frio”, disse um dos tripulantes. - A temperatura média no minissubmarino era de 5 graus. O bem-sucedido resgate contrastou com o  episódio do submarino nuclear KURSK, em agosto de 2000. Os 118 tripulantes morreram depois que o governo russo esgotou todas as chances de salvá-los para então pedir ajuda.
   
A tripulação do ônibus espacial DISCOVERY realizou hoje a última revisão dos sistemas de bordo para a aterrissagem amanhã, após uma conturbada missão. Os sete astronautas de dedicaram a guardar o equipamento usado durante os doze dias no espaço e a preparar os assentos e os trajes pressurizados que serão usados durante a aterrissagem prevista para às 5:46 horas (no BRASIL). De madrugada, ainda deram entrevistas para a imprensa americana, nas quais se mostraram otimistas. Embora fascinados com a viagem à Estação Espacial Internacional, eles se dizem com vontade de voltar à TERRA. Esta é a primeira missão após o desastre do COLÚMBIA, que se desintegrou ao reingressar na atmosfera no dia 1º de fevereiro de 2003. A lembrança, porém não desconcentra os astronautas. O momento da aterrissagem é delicado, pois a fricção com a atmosfera eleva a temperatura na superfície da nave à cerca de 1.300º C. Em caso de chuva, a NASA poderá deixar a nave dar mais uma volta ao redor da TERRA para aterrissar às 6:15 horas (no BRASIL).

FALECEU o veterano jornalista da rede de TV ABC, PETER JENNINGS, conhecido por milhões de pessoas por seu estilo agradável ao apresentar o programa WORLD NEWS TONIGHT. Sua morte foi em decorrência de um câncer no pulmão, diagnosticado em abril. Em nota, o chefe dos noticiários da ABC, DAVID WESTIN, lamentou: “Durante quatro décadas PETER foi nosso colega, nosso amigo e nosso líder. Nenhum de nós será o mesmo sem ele”. Ganhador de 16 EMMYS, JENNINGS, de 67 anos, era considerado o último grande apresentador nos EUA após a aposentadoria de TOM BROKAW (NBC) e DAN RATHER (CBS).

MORREU a pintora eslovaca ESTER MARTINCEKOVA-SIMEROVA, neste domingo, aos 96 anos, depois de um longo tempo com a saúde debilitada. Formada nos anos 1930 pela Academia Moderna de PARIS, ESTER foi uma das pioneiras da arte moderna da ESLOVÁQUIA. Viveu em oposição às idéias do regime socialista de seu país entre os anos 1950 a 1970.

2 006    :   -   SEGUNDA-FEIRA
Estou trabalhando no computador, por volta das 10 horas, quando recebo dois telefonemas: primeiro da funcionária LUCIENE e depois da LILIAN. Ambos dão conta da grande confusão que está acontecendo na zona leste. O PCC começou na madrugada uma terceira onda de atentados. Consta que vários ônibus foram incendiados e não há condução para que o povo possa ir para o trabalho. Isso quer dizer que não teremos as funcionárias na Sociedade Veteranos de 32-MMDC no dia de hoje. Pela televisão pode-se ver a extensão dos estragos dos atentados do PCC. Dois ataques próximos e de proporções semelhantes, num intervalo de 20 minutos. E dois prédios simbólicos no centro comercial e jurídico estão com suas portas principais destruídas por bombas de fabricação caseira. A primeira explodiu na frente do Ministério Público Estadual, na RUA RIACHUELO, por volta das 5:10 horas. O segundo ataque ocorreu às 5:30 horas, na Secretaria Estadual da FAZENDA, na Rua RANGEL PESTANA. Por volta das 8 horas, um terceiro prédio público foi alvo de atentado. Uma bomba foi jogada na rampa principal de acesso à Assembléia Legislativa, no Palácio 9 DE JULHO, em frente ao PARQUE DO IBIRAPUERA, mas não explodiu.
O procurador-geral de Justiça, RODRIGO PINHO, disse que é o momento para o Congresso Nacional aprovar as propostas para aumentar a rigidez contra facções criminosas. Entre os projetos estariam o endurecimento do regime prisional e o isolamento total de líderes de facções. Apesar de ter a entrada principal interditada, o MPE funcionará normalmente hoje. Depois do ataque, RODRIGO PINHO determinou o reforço da segurança do edifício com homens e equipamentos. O secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, criticou a fragilidade do prédio.   
Mesmo assim, quando passam das 11 horas, vou para a cidade de SÃO PAULO. No MMDS, os oficiais perguntam sobre os vários atentados do PCC e por quê esses acontecimentos. É uma situação embaraçosa. O crime vence a luta contra as autoridades constituídas. Um verdadeiro absurdo. E é a terceira vez que acontece.
Por volta das 14:30 horas, acompanhado pelo RONALDO, vou à Rua ANITA GARIBALDI. Defronte o MMDC, encontro o GINO. Conta-me ele que o MENDES telefonou e disse que não pode estar conosco na reunião marcada pela Comissão Cívica e Cultural, na Associação Comercial.
Chegamos cedo nessa reunião. No elevador, conversamos com MARCEL SOLIMEO. Diz ele que está na Associação Comercial há 43 anos. Ele é irmão do CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO. O CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, convidado por mim, também comparece na Associação Comercial. Ele falará sobre a sua palestra marcada para o dia 10, na API. Estão presentes: LAURO ESCOBAR, FRANCES DE AZEVEDO, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, ELÓY GONÇALVES DE OLIVEIRA, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, JOSÉ GARRIS DEL VALLE, MILTON FERNANDES, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, BIZARRO e outros. FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador, fala sobre a morte do nosso companheiro, o desembargador LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS. Também são lembradas as mortes recentes de GRAÇA WÁGNER, da Associação Comercial e de um antigo funcionário da Casa, o Sr RÔMULO. A eles é dedicado um minuto de silêncio.
GIANNOCCARO reporta ao evento do dia 29 de julho, no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO e conta que no dia 1º de agosto, terça-feira, o IHGSP passou a ser dirigido por um interventor nomeado pelo Ministério Público. Isso é muito desagradável. A doutora NELLY CANDEIAS deve estar arrasada. Ela não comparece na reunião de hoje. No dia 28 haverá uma confraternização na TRATORIA DA CONCHETTA, quando será homenageada a advogada CÉLIA MARCONDES pelo seu trabalho em prol do Movimento TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE. Foi ela que acionou o Ministério Público para entrar na Justiça pleiteando a anulação do decreto descabido da prefeita MARTA SUPLICY. O advogado ROMAGNOLI que não pôde comparecer hoje, mandou um documento ao GIANNOCCARO sobre essa homenagem à advogada CÉLIA.
GIANNOCCARO dá conhecimento de outros documentos que elogiaram nossas atividades durante o 74º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932.
OG POZZOLI fala sobre o projeto de impermeabilização do Monumento Mausoléu e entrega esse projeto que deverá seguir para o Cmt Geral da PMESP, encarregada de cuidar do restauro do mesmo.
O CORONEL PM JAIRO faz uma brilhante alocução sobre o estado de podridão que minou o BRASIL nos altos escalões e os atos nocivos do PCC neste dia. As palavras de JAIRO são bem acolhidas pelos presentes e vários comentários acontecem.      
Também fala um outro visitante desta tarde, CLAYBER DE SOUZA, que juntamente com o TENENTE-CORONEL PM LUIZ PESCE DE ARRUDA apresenta o show musical sobre a Revolução de 32. É seu intento apresentar esse espetáculo nas quinze distritais da Associação Comercial. Ele explana sobre um “POCKET SHOW” da Revolução. 
GIANNOCCARO ainda entra em consideração sobre um projeto que corre na Câmara Municipal no sentido de combater a poluição visual na cidade de SÃO PAULO. Quer ele saber se deveremos apoiar esse projeto. Vários membros da Comissão falam a respeito, gerando até polêmica. A maioria acha que a Comissão Cívica e Cultural deve apoiar essa medida.
As ações criminosas do PCC geram revolta em todos os participantes desta reunião. Há muitas vozes contrárias ao crime organizado e todos acham que alguma coisa deverá ser feita rapidamente, até matando os líderes do crime organizado.
ATA DA 75ª REUNIÃO DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, REALIZADA NO DIA 07 DE AGOSTO DE 2006, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR DA ACSP (Sala TS)

Secretário:   Viviano Ferrantini,  Conselheiro  da  ACSP.

1.       Lista de presença anexa.
Trabalhos coordenados pelo conselheiro Francisco Giannoccaro.
1.       Ata da 74ª Reunião Aprovada por unanimidade.
2.    Expediente - a) O presidente Francisco Giannoccaro apresentou os convidados: coronel Jairo Paes de Lira, presidente do Conselho Deliberativo do MMDC, Clayber de Souza, harmonicista do grupo “Pocket Show – Revolução de 32”; b) cumprimentou o secretário Viviano Ferrantini pela sua rápida recuperação da cirurgia a que foi recentemente submetido; c) solicitou um minuto de silêncio de pesar pelo falecimento de nosso companheiro, o desembargador Luiz Eduardo Correa Dias, exaltando suas virtudes e o trato afável e humano; no mesmo sentido lembrou do membro da ACSP, Dr. José Carlos da Graça Wagner e do excelente funcionário da ACSP Rômulo Ibelli, a cujos familiares foram enviados ofícios manifestando nossos pêsames; d) lido ofício recebido do Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente da Academia Paulista de História, congratulando pela festa do dia 3 de julho, comemorativa de 9 de Julho; e) idem enviado ao Capitão Gino Struffaldi pela participação nas cerimônias do 9 de Julho; f) idem o enviado ao Sr. Moisés Rabinovici, pela reportagem referente ao dia 3 de julho, publicada em 4 do mês, com nota sobre a Revolução de 32, e o colar “Carlos de Souza Nazareth”; g) idem o enviado ao Dr. Arturo Rica, presidente do Clube Esperia, pela participação daquele clube, representando também a Comissão Cívica e Cultural da ACSP no desfile do 9 de Julho; h) Coronel Mendes justificou a ausência.
3.    Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – Dra. Nelly Candeias justificou sua ausência à nossa reunião, face aos problemas surgidos na administração do referido Instituto, diante de um ato de intervenção da Justiça sobre as atividades do mesmo. Foi lido ofício enviado em solidariedade à mesma pelos membros da nossa Comissão. O coordenador Francisco Giannoccaro ressaltou a cerimônia de homenagem à memória do poeta Guilherme de Almeida, no dia 29 de julho, na qual esteve presente, acompanhado de membros da Comissão; nesta o Coronel Ventura fez emocionada palestra e o Capitão Gino Struffaldi foi condecorado com a Medalha do Centenário do Instituto.
4.    Túnel “9 de julho” – Lido fax enviado por Carlos Romagnoli, em que justifica sua ausência à reunião e exalta a campanha “Túnel 9 de Julho para sempre” em particular  pela atuação de Célia Marcondes Smith, Maria Cecília Naclério Homem e Valter Taverna e informando de reunião de congraçamento da campanha no próximo dia 28 às 19h30 na “Trattoria de Conceta” (Rua 13 de Maio, 560 – fone 3288-7869).
5.    Dia do Soldado – A ser comemorado no próximo dia 25, no Comando Militar do Sudeste; serão enviados pelo Comissão Cívica e Cultural da ACSP ofícios congratulatórios ao General Comandante, ao Comandante do CPOR e ao Comandante da Polícia Militar de São Paulo. Frances de Azevedo encaminhou nota sobre o perfil do Duque de Caxias, patrono do Exército Nacional.
6.    Associação Paulista de Imprensa Frances de Azevedo foi eleita e assumiu a Diretoria de Relações Institucionais da entidade.
7.    Monumento do Ibirapuera – O capitão Gino Struffaldi informou que face ao convênio Prefeitura – Estado – Sociedade MMDC estão sendo iniciadas pela Isoterma as obras de recuperação da laje superior do Mausoléu, contra as graves infiltrações que acometem o local. A Prefeitura fará a restauração dos jardins superiores. O governador Lembo dá todo apoio aos trabalhos
8.    Terrorismo e banditismo – O coronel Jairo fez uma profunda analise das atuais problemas que afetam a segurança pública e particular dos cidadãos, com assassinatos e atos de terrorismo. O problema teve início já em 2001, com o recrutamento de jovens entre 16 e 24 anos, através do tráfico de drogas e armas, geralmente sacrificados pelos chefões do crime. Cita o ganho fácil desta juventude, que pode alcançar até US$ 2000 por semana. A solução passa pela recuperação desta geração através de profundas mudanças nos dirigentes da Nação, especialmente no Executivo e Legislativo que se mancomunam com uma impressionante corrupção em todos escalões da administração pública. Deve-se voltar a fazer política com um P maiúsculo. Aplaudiu os trabalhos da Comissão Cívica e Cultural da ACSP para tentar o retorno da cidadania no coração da juventude. O coordenador Francisco Giannoccaro endossou as palavras do Coronel e pede que as Distritais continuem nesta luta em prol de um Brasil mais limpo, com a criação de Comissões Cívicas e Culturais locais. Antonio Augusto Bizarro citou artigo do jornalista Paulo Zing, que declarou que “em 2010 teremos a colombinação do Brasil referindo-se ao vizinho país. Afirmou que o ex-secretário de Segurança Pública – Erasmo Dias – dizia nos anos 80 termos 600.000 crianças de rua, e que hoje se transformaram em 600.000 maiores de rua. Falou do parentesco existente entre o bandido Marcola e o Ministro da Energia boliviano e da falta de firmeza do nosso Presidente face a desapropriação da Petrobrás boliviana. Og Pozzoli comentou a visão sensacionalista da mídia sobre o problema, indo ao encontro do que a bandidagem e tráfico das drogas querem isto é noticiário e publicidade. José Garris Del Valle mencionou o alto desemprego entre os jovens e a dificuldade, em muitos casos de obter a documentação adequada. Eloy Gonçalves é pessimista e diz que nossa ação deve ser política, porem não partidária. O atual governo adota uma posição assistencialista cultivando as classes D e E, e que é imprescindível uma participação ativa nesta fase da conjuntura nacional. Lauro Ribeiro Escobar clama por ações de força, citando situação semelhante em Portugal anos atrás. Gino Struffaldi diz que o combate à Máfia italiana foi muito difícil, porem os bandidos sempre respeitaram a mulher e a religião. Atualmente o PCC não respeita ninguém, e que contra eles não há medidas paliativas.
9.    Revolução de 32 – Clayber de Souza apresentou o trabalho de sua equipe, desenvolvido para a comemoração do Movimento Constitucionalista. Acentuou que a ACSP teve um valor importantíssimo no decorrer da epopéia permitindo uma intensa ação cívica nas diversas campanhas lideradas por ela, particularmente na convocação da juventude. Seu espetáculo “Pocket Show – Revolução de 32” pode ser exibido nas Distritais e outros locais indicados por estas, havendo um custo ligado aos meios, equipamentos e transporte.
10.Poluição visual – Francisco Giannoccaro tratou do projeto para controle deste problema, proposto pela PMSP, solicitando opiniões à respeito. Antonio Augusto Bizarro informou que a Política Urbana da ACSP já estuda o assunto, que está ligado a poderosos interesses. Sylvio Bontempi propugna a limpeza da cidade dizendo que leis não faltam, mas que o atributo da lei é sua eficácia e que quanto mais fiscais, mais corrupção. Francisco Giannoccaro solicitará cópia do projeto de lei para compará-lo com os que já existem, e em função deste estudo, encaminhar ofício à PMSP com os comentários necessários da Comissão Cívica e Cultural da ACSP.
11.Próxima reunião – dia 21 de agosto, segunda-feira, às 15 horas, no 11ºandar (sala Tadashi Sakurai).

Passam das 17 horas quando deixamos a Associação Comercial. Com o GINO, dirijo ao metrô. Vamos retornar aos nossos lares.
Nesta noite vou assistir a mais um episódio da segunda temporada de LOST e ao penúltimo capítulo da quinta série de 24 HORAS.
A AXN apresenta LOST num dos momentos mais críticos. É quando MICHAEL mata ANA-LÚCIA e fere gravemente LIBBY, dentro do abrigo. Depois, fere-se a si mesmo e possibilita a fuga do falso HENRY. Nisto, EKO, na praia, tem a visão de ANA-LÚCIA baleada e de seu irmão, também morto, YEMI, cujos restos mortais estavam naquele avião que caiu na ilha, cheio de entorpecentes. EKO procura JACK, LOCKE, KATE e os seus outros companheiros e todos se dirigem para o abrigo. No caminho, encontram MICHAEL ferido. Ele inventa que o falso HENRY atirou nele. Todos encontram ANA-LÚCIA sem vida. Mas LIBBY está viva e o médico JACK passa a tratar dela.
EKO e LOCKE vão atrás do pretenso assassino. Internam-se na ilha e há certa discussão entre os dois. EKO agride LOCKE e depois quer obter dele um pequeno mapa.
EKO relembra a sua vida de padre e da incumbência que teve de averiguar um milagre: uma moça morreu afogada e, depois, ressuscita. O médico que tratou dela é importante testemunha. Mas o pai da moça não acredita em milagres e diz que tudo não passou de um momento de dúvida. Mais tarde, no aeroporto, quando se preparava para viajar, EKO é procurado por essa moça. Ela lhe diz que sonhou com seu irmão, padre. EKO conta tudo isso a LOCKE e procura achar alguma coisa na ilha. Então LOCKE tem um sonho onde YEMI, o irmão morto de EKO, lhe aparece e manda subir numa árvore frondosa. Acordando, LOCKE conta a EKO o que sonhou. Este, sobe nessa enorme árvore e, lá de cima, vê o avião sinistrado e um círculo em sua volta. EKO e LOCKE empurram o avião e descobrem uma escotilha. Trata-se de mais uma entrada para o abrigo construído pela DHARMA.
Penetrando nesse abrigo, ambos descobrem documentos referentes ao POSTO 5 – POSTO PÉROLA. Um vídeo vai revelar a finalidade da FUNDAÇÃO HANSO, responsável pelo PROJETO DHARMA. Esse posto se incumbe de assistir, através de um canal de televisão interno, tudo o que se passa na outra parte da ilha, onde vivem os sobreviventes da queda do avião.
JACK continua tratando de LIBBY. URLEY, o namorado, chega no abrigo e quer ficar ao seu lado. LIBBY volta a si e apenas fala o nome de MICHAEL, falecendo.
Nesse momento, em outro lugar do abrigo, MICHAEL vê um sinal no computador.
No penúltimo capítulo da quinta série de 24 HORAS, BIERKO liberou o gás SENTOX no interior de um submarino russo e os terroristas têm o controle das armas, principalmente dos mísseis. A idéia é direcionar esses mísseis para pontos estratégicos dos EUA, solapando o sistema financeiro e comercial da Nação, além de criar pânico nas pessoas.
BAUER está quase no interior do submarino. O almirante é informado por AUDREY, da Unidade de Segurança, que esse submarino está nas mãos dos terroristas e que os mísseis serão lançados em 20 minutos.
A Unidade de Segurança localizou o sub-oficial ROONEY, único que poderá ajudar BAUER e HANDERSON a adentrar o submarino. Para isso, BAUER entra em contato com ROONEY e o guia naquilo que ele precisa fazer, inclusive matar o vigia da escotilha.
O presidente LOGAN fica sabendo de tudo o que está acontecendo através de MIKE e determina que o submarino seja afundado.
BAUER, ÂNDERSON e alguns agentes entram no submarino. Os mísseis já estão para serem lançados. Há tiroteio e mortes. HÂNDERSON consegue reverter o controle dos mísseis. BIERKO é morto.
Agora, HÂNDERSON e BAUER estão frente a frente. Este o acusa das mortes do presidente PALMER e dos agentes MICHELLE e TONY ALMEIDA. BAUER liquida HÂNDERSON.
Na Unidade de Segurança, CHLOE convence BUCHANAN e KAREN de trazer seu ex-marido, MORRIS, na tentativa de recuperar a gravação destruída por MILES.
MIKE é procurado pela esposa do presidente. MARTHA leva-o até onde está AARON. Eles contam tudo o que está acontecendo para MIKE. BAUER entra em contato com MIKE e diz que está a caminho da CASA BRANCA. Ele quer uma confissão do presidente e precisa da ajuda deles a fim de retardar a saída de LOGAN, que está para embarcar num helicóptero para assistir os funerais do presidente PALMER.
AARON conduz BAUER para o interior da CASA BRANCA enquanto MARTHA procura atrasar a saída do marido. O único jeito que ela tem é seduzir LOGAN e isso ela consegue. BAUER já está prestes a se encontrar com o presidente. Mas isso fica para o último capítulo, na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto.
           
O PM JOSÉ CARLOS FARIA DE LIMA morreu durante troca de tiros com ladrões, no bairro do GONZAGA, em SANTOS, hoje à tarde. Ele estava no estacionamento de uma agência da Caixa Econômica Federal, prestes a entrar no banco, quando foi abordado por dois homens que chegaram numa moto. LIMA reagiu e o tiroteio teve início. Testemunhas dizem ter ouvido um dos ladrões, que vestia roupas laranjas, como um uniforme de gari, exigir, aos gritos, que o PM entregasse “o malote”. Balas perdidas atingiram, de raspão o braço de um motoboy que passava pelo local. Durante o tiroteio, uma senhora foi levada por bombeiros ao P.S. Central porque passou mal. LIMA estava de folga no momento da abordagem da dupla e existe a suspeita, por parte de PMs, de que ele estaria fazendo algum serviço extra no transporte de valores.

Não bastasse a dor de perder alguém querido, a família da aposentada MARIA JOSÉ NEVES, de 72 anos, teve de chorar sua morte por duas vezes, no último domingo. Internada no Hospital da POSSE, em NOVA IGUAÇU, desde o dia 31 de julho, a idosa teve uma parada cardíaca e foi dada como morta pelos médicos às 11:40 horas. Mas, quase quatro horas depois, parentes de MARIA JOSÉ descobriram que o “cadáver” coberto por um saco plástico beje, no necrotério do hospital, estava respirando e com os olhos abertos. Médicos foram chamados e comprovaram que a viúva estava, de fato, viva. Ela foi levada novamente para a enfermaria do Hospital da POSSE, onde foi medicada e acabou de falecer – desta vez de verdade – às 18 horas. Sobrinhos de MARIA JOSÉ que presenciaram sua “ressurreição” contaram que funcionários do hospital chegaram a trancá-los no necrotério para destruir os documentos que comprovavam o óbito de uma pessoa que não morrera. Um desses papéis, o termo de reconhecimento de cadáver, foi recuperado numa lixeira do hospital pelo segurança MARCELO HENRIQUE DOS SANTOS, sobrinho de MARIA DAS NEVES. “Quando abriram o saco plástico eu levei um susto, porque ela estava com os olhos abertos e mexia a cabeça, como se estivesse tentando respirar e não conseguia. Acho que foi um descaso muito grande dos médicos, pois se minha tia não tivesse ficado tanto tempo naquele saco poderia estar conosco agora. Ainda trancaram a gente lá dentro para tentar abafar o caso”, contou MARCELO, que levou os pedaços do documento, encontrados no lixo, para o 58º DP (POSSE) onde registrou a ocorrência. O delegado ROBERTO CARDOSO, titular do distrito policial, instaurou um inquérito policial para apurar responsabilidades.   

SÃO PAULO quer o Exército. Foi preciso que o PCC realizasse sua terceira onda de atentados no Estado para que o Secretário da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, pedisse publicamente o engajamento de tropas de Infantaria para ocupar áreas dominadas pelo tráfico de drogas e na guarda de presídios. Mas o secretário não quer apenas dois mil homens que lhe foram oferecidos pelo Ministério da Justiça. SAULO pediu que o governo federal mande também 4.500 soldados. A resposta do Ministério da Justiça a SAULO foi rápida. “O Exército tem 10 mil homens em 48 horas. Já disse isso pra o governador várias vezes. São homens treinados, não são recrutas”, disse o ministro MÁRCIO THOMAZ BASTOS. Segundo ele, o que o Exército não pode é entrar no Estado sem solicitação do governador. Esta deve ser feita por escrito e não por meio da imprensa.
“Isso tem de ser feito segundo a Constituição. Ele não pode entrar e submeter-se à Secretaria de Segurança Pública”. O governador CLÁUDIO LEMBO não quis se manifestar sobre o pedido por escrito. SAULO disse que o Estado mantém entendimentos com o Exército. “Agora aparece essa história de comando. É óbvio que uma operação dessas tem de ter comando único”. Segundo BASTOS, as tropas ficariam subordinadas ao Comando Militar do SUDESTE, trabalhando em equipe com as polícias estaduais. O ministro acusou SAULO de jogar para a platéia. “Esse raciocínio de SAULO é o mesmo do GAROTINHO, de quem não quer. O GAROTINHO veio com essa conversa de pôr 4 mil homens para trabalhar sob a jurisdição da Secretaria da Segurança Pública. Não pode”. O tom áspero do diálogo entre governos federal e estadual dominou o discurso de LEMBO e do secretário SAULO. Na madrugada, bandidos atacaram ônibus, bancos, supermercados, postos de gasolina, concessionárias de automóveis, bases da Guarda Civil e delegacias. Ao todo foram 78 atentados contra 93 alvos. Houve dois bandidos mortos e 12 presos. A ordem do PCC para seus filiados novamente saiu de dentro de um presídio. Era para “reativar os ataques”. Para o governador CLÁUDIO LEMBO, trataram-se de ações “muito simbólicas”, mas sem “efetividade”. Pouco antes de SAULO pedir o Exército, LEMBO disse que ele não seria preciso e que a ajuda do governo federal se resume a “palavras”. Nada mais natural depois que o PCC estragou a festa de entrega de 433 viaturas da Polícia Militar que o governo havia preparado no PACAEMBU. Enquanto a banda da PM tocava AMIGOS PARA SEMPRE e o HINO DA INFANTARIA, a inteligência policial contava as bombas e os coquetéis molotov lançados contra alvos públicos e privados. SAULO foi além. Afirmou que SÃO PAULO aceita a ajuda, “mas tudo o que se pede não vem”. Citou o caso do equipamento de escuta da Polícia Federal prometido por THOMAZ BASTOS, em julho. Depois criticou ainda a verba de um milhão de reais que THOMAZ BASTOS anunciou para a realização de um mutirão qaue verificará a situação dos processos dos 144 mil presos no Estado. Por fim, lançou um desafio: pede demissão se as verbas federais chegarem a SÃO PAULO antes do fim do ano. Se não ocorrer, que o ministro se demita.  

A GLOBO liberou RODRIGO SANTORO para participar das gravações de LOST. O ator foi convidado a integrar o elenco da terceira temporada do seriado americano e como seu contrato com a emissora carioca vence no final do ano ele teve que pedir autorização para assinar com os produtores de LOST.

Pelo menos 55 pessoas foram mortas hoje em bombardeios da aviação de ISRAEL em várias cidades de ISRAEL em várias cidades e vilas do LÍBANO, ao mesmo tempo que no sul do país prosseguiam os combates entre as tropas israelenses e guerrilheiros do grupo xiita HEZBOLLAH. Os ataques puseram abaixo um prédio de apartamentos num bairro xiita no sul de BEIRUTE. No mínimo, 15 pessoas morreram. Foi um dia de mais mortes no LÍBANO nas quase quatro semanas do conflito iniciado com a invasão de território israelense pelo HEZBOLLAH, no dia 12. ISRAEL informou a morte de três de seus soldados em combates com o HEZBOLLAH, que manteve silêncio sobre suas baixas. O grupo reduziu hoje os disparos de foguetes. Um israelense ficou ferido.

ÁLVARO URIBE tomou posse hoje de seu segundo mandato como presidente da COLÔMBIA. Por causa do temor de atentados, a segurança da cerimônia, assistida por 11 chefes de Estado, foi reforçada. Os presidentes do BRASIL, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA; ARGENTINA, NÉSTOR KIRCHNER, e MÉXICO, VICENTE FOX, no entanto, não foram a BOGOTÁ. O governo brasileiro foi representado pela primeira-dama, MARISA LETÍCIA.
URIBE, de 54 anos, foi reeleito em 28 de maio com 62% dos votos. Um dos grandes trunfos para a vitória do presidente conservador foi a redução da taxa de homicídios e seqüestros para o nível mais baixo dos últimos vinte anos, além do combate intenso à guerrilha FARC.
Depois de dar posse à ministra de Relações Exteriores MARÍA CONSUELO ARAÚJO, URIBE tomou posse ao lado do vice-presidente, o jornalista FRANCISCO SANTOS. Além dos líderes latino-americanos, também compareceu à cerimônia o príncipe da ESPANHA, FELIPE DE BOURBON. URIBE e a presidente do CHILE, MICHELLE BACHELET, anunciaram hoje que negociarão um Tratado de Livre Comércio, entre os dois países.
  
Vendidos 40% do grupo FORBES MEDIA, por um valor estimado em 250 milhões de dólares. O comprador é o fundo de investimentos ELEVATION PARTNERS, controlado por BONO VOX, vocalista da banda de rock U2. Em NOVA IORK.

2 007       :      -     TERÇA-FEIRA
Não ando bem do estômago. Isso atrapalha o meu desempenho intelectual. Muita coisa que poderia fazer é deixada de lado por puro desânimo. Saio tarde de casa e vou diretamente para a Sociedade.
Encontro o CORONEL PM MENDES verificando a correspondência. Temos vários convites e alguns deles são de interesse da Sociedade. No dia 10, sexta-feira, às 16 horas, posse do TENENTE-CORONEL PM TELHADA no comando do 7º BPMM. No dia 11, às 19 horas, entrega do COLAR INVOCATIVO DO JUBILEU DE BRILHANTE DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. No dia 14, às 20 horas, II ENCONTRO DAS FORÇAS VIVAS DA COMUNIDADE. No dia 15, aniversário do Rádio-Patrulhamento Aéreo, às 10 horas. Terminando, no dia 16 teremos o aniversário da CORREGEDORIA PM. Logo o MENDES vai para a maçonaria. Chega o TENENTE-CORONEL PM TELHADA, reforçando o convite de sua posse. O TELHADA durante muitos anos trabalhou na Sociedade, quando era tenente. Depois, como MAJOR, incentivou as solenidades do 4º BPMM, na PRAÇA JOHN LENNON, possibilitando a criação do núcleo da LAPA. Ele também serviu ao CPA/M-7, em GUARULHOS.
GINO STRUFFALDI também comparece hoje no MMDC. Recebemos a visita do SARGENTO FLÁVIO COSTA, ativo defensor da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Seção de SÃO BERNARDO DO CAMPO. 
Entro em contato, via fone, com o CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA, nosso antigo tesoureiro. Em 2004, ele fez um documento endereçado à Secretaria da Cultura, solicitando auxílio financeiro. Por causa das inadimplências da Sociedade junto a órgãos estaduais, não foi possível sermos atendidos. Agora, com o governador querendo nos ajudar, pode ser que dê certo. Peço ao RENALDO a cópia dessa documentação.
Por volta das 16:30 horas, deixamos o MMDC.

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal o deputado PAULO MALUF a ressarcir o equivalente a 250 mil dólares ao Estado de SÃO PAULO por prejuízos causados pela PAULIPETRO. A empresa foi fundada em 1979 por MALUF, então governador do Estado, com o objetivo de procurar petróleo. Não achou nem uma gota do combustível. Em BRASÍLIA.

Funcionários da Subprefeitura da SÉ emparedaram 11 bares e lanchonetes que funcionavam irregularmente na região da PRAÇA DA SÉ, no Centro, nesta tarde. Ao todo, foram vistoriados 14 estabelecimentos. Dois deles não foram lacrados, mas seus donos terão que pagar multas. Uma lanchonete já estava fechada quando os fiscais chegaram. No bar localizado no número 208 da PRAÇA DA SÉ, foram apreendidas oito máquinas caça-níqueis. Os equipamentos foram levados para  a sede da subprefeitura. O dono do estabelecimento foi intimado a prestar esclarecimentos sobre a origem das máquinas no 1º Distrito Policial. Nenhum dos bares vistoriados possuía alvará de funcionamento. As  casas que foram emparedadas já haviam sido intimadas pelo mesmo motivo três vezes, antes da interdição.

O colombiano JUAN CARLOS RAMIREZ-ABADIA, de 44 anos, chefe do cartel VALE DO NORTE – na região de CALI – e considerado o maior traficante de cocaína do mundo foi preso hoje pela Polícia Federal em ALDEIA DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO. O patrimônio dele é avaliado em aproximadamente 1,8 bilhão de dólares (o equivalente a 3,4 bilhões de reais) pelo Departamento de Estado norte-americano. Sua ficha de crimes inclui mais de 300 assassinatos na COLÔMBIA e 15 nos ESTADOS UNIDOS.
ABADIA, cujo apelido é CHUPETA, vivia há três anos no BRASIL e morava há oito meses em uma mansão, avaliada em dois milhões de reais, no condomínio RECANTO MORADA DOS LAGOS, em ALDEIA DA SERRA. O imóvel foi cercado por 20 policiais federais às 6 horas. O traficante e sua mulher – que usava a identidade falsa de MILARETH TORRES LOZANO – foram presos enquanto dormiam. Na casa, os policiais encontraram 544 mil dólares, 250 mil euros, 55 mil reais, além de jóias e relógios de grife. Parte do dinheiro estava dentro de caixas de aparelhos de som. Como ele quase não saía na rua, sua casa era extremamente equipada.
Entre seu patrimônio, o colombiano tem uma loja de jet ski e outra de carros blindados na capital, uma lancha modelo 520 full avaliada em um milhão de dólares, carros de luxo e mansões em condomínios em CURITIBA (PARANÁ), ANGRA DOS REIS (RIO DE JANEIRO) e em ALDEIA DA SERRA (SÃO PAULO), além de fazendas em MINAS GERAIS e pelo menos 16 empresas.
Três cirurgias plásticas e uma vida reclusa no interior de mansões localizadas em condomínios fechados foram alguns dos recursos utilizados pelo traficante para se ocultar da polícia e comandar seus negócios. Piscina aquecida, academia de ginástica, lareiras, pisos de mármore e televisores de plasma com home theater nas salas e nos quartos eram alguns dos luxos da mansão de quatro suítes na ALDEIA DA SERRA, onde ABADIA passava a maior parte do tempo, na companhia de sua mulher. O casal não tem filhos. Na garagem, o traficante mantinha uma caminhonete HILUX e quatro carros de luxo. Nos guarda-roupas, centenas de peças de grife, além de jóias e uma coleção de relógios de marca. No banheiro – do tamanho de um quarto – o traficante tinha até um vaso sanitário eletrônico. No interior de caixas de som e em compartimentos falsos, ABADIA escondia dólares, euros e reais. De dentro de sua “fortaleza”, com dezenas de telefones celulares e computadores portáteis ele comandava suas empresas no BRASIL e seus negócios no exterior.

Em menos de nove minutos, uma quadrilha invadiu a transportadora de valores PROSEGUR, no bairro do CAMBUCI e roubou 9,8 milhões de reais. De acordo com a Polícia Civil, foi o maior assalto no Estado neste ano. Pelo menos dez ladrões participaram do crime. Eles vestiam capuzes e estavam armados com fuzis, submetralhadoras e pistolas. Usaram emulsão explosiva (um gel conhecido como a “dinamite moderna” e usada em pedreiras) para arrombar a parede da tesouraria da empresa.
Por volta da 0:30 hora de hoje, os criminosos usaram ferramentas para arrombar portas de uma construção vizinha. Entraram no terreno, subiram uma escada e chegaram à parede da tesouraria da empresa, na Rua CLÍMACO BARBOSA, 600.
A quadrilha falhou na primeira tentativa de explodir a parede. Na segunda, abriram um buraco de 80 centímetros. Oito funcionários faziam um lanche no momento da invasão. Assustados com o barulho, eles se trancaram em uma guarita. Não tiveram contato com os assaltantes.
Os ladrões encontraram os 9,8 milhões de reais divididos em montes sobre a mesa da tesouraria e ensacaram o dinheiro. Eles não tentaram abrir o cofre. Ninguém foi preso. A quantia estava separada para a realização da contabilidade da PROSEGUR. A polícia acredita que os ladrões fugiram em carros que eles mesmo levaram ao local.
O circuito interno de TV da empresa filmou a explosão e os criminosos. O delegado RUI FERRAZ FONTES, da Delegacia de Roubos a Banco do DEIC, suspeita que algum funcionário tenha passado informações aos assaltantes. “Eles conheciam bem a empresa”.

Acabou em pancadaria a reunião do Conselho Deliberativo do CORINTHIANS que decidiu pelo afastamento do presidente ALBERTO DUALIB e de seu vice NESI CURI da direção do clube. O placar da votação foi de 272 a cinco, mas os torcedores não ficaram totalmente satisfeitos.
Revoltados com a mudança de comportamento de alguns conselheiros que, até a semana passada, apoiavam incondicionalmente DUALIB e Cia., os manifestantes que foram à porta do clube acompanhar a votação partiram para a agressão após o encontro. Sobrou até para o atual líder da oposição, ANDRÉS SANCHEZ, que tomou muitos tapas dos manifestantes, que exigiam o afastamento definitivo do presidente do CORINTHIANS. A situação só se acalmou com a intervenção da polícia.
A Justiça Federal cita DUALIB e CURI nos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A ala que faz oposição aberta à dupla prega ainda a exclusão de ambos do quadro associativo do clube. Esse grupo é liderado por ROMEU TUMA JÚNIOR.

Decidido a brigar pelo cargo a todo custo, o presidente do Senador, RENAN CALHEIROS, sofreu hoje três golpes. O primeiro e mais grave foi a quebra de sigilo bancário e fiscal determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Três dias após um novo escândalo vir à tona – o uso de parentes como laranjas na compra de duas rádios – e 24 horas após a abertura de inquérito no Supremo, foi autorizada uma devassa no BANCO CENTRAL e na RECEITA, a pedido de RICARDO LEWANDOWSKI, relator do caso.
O segundo revés foi na própria Casa que preside. Além do processo que já enfrenta no Conselho de Ética, acusado de ter contas pessoais pagas por um lobista, RENAN viu a Mesa contrariar parecer da Advocacia-Geral do Senado e pedir nova investigação. O foco é a suposta interferência do senador em favor da SCHINCARIOL, que comprou uma fábrica do clã CALHEIROS com sobrepreço de mais de 500%
A oposição também desferiu o seu golpe. DEM e PSDB entraram com representação no conselho, pelas suspeitas ligadas à compra das emissoras de rádio, avaliadas em 2,5 milhões de reais. Apesar do desgaste, RENAN não ficou calado. Em discurso inflamado, ele negou as negociações, dizendo-se um inocente alvejado por “impiedoso e irresponsável ataque” da mídia e queixando-se de “adversários rancorosos”.
Temendo que a crise atrapalhe projetos de seu interesse, como a prorrogação da CPMF e DRU, o presidente LULA advertiu, em HONDURAS. “Nenhum caso individual pode atrapalhar as votações de interesse do País”. Enquanto isso, no PLANALTO, a queda do aliado é dada como praticamente certa – o processo no STF aumenta a cada dia as chances de cassação.       

Considerado pela Sociedade Zoológica de LONDRES, extinto o golfinho do RIO YANGTZÉ. O cetáceo, também chamado de baiji ou golfinho de nadadeira branca, vivia apenas na bacia daquele rio chinês. No ano passado, os cientistas começaram a vasculhar o rio em busca de remanescentes da espécie. Não tiveram sucesso. O último espécime em cativeiro havia morrido em 2002. A pesca descontrolada, a poluição e o excesso de navegação transformaram o baiji no primeiro cetáceo extinto devido à ação humana. Em LONDRES.

As pinturas MAYA E A BONECA e RETRATO DE JAQUELINE e o desenho MARIE-THÉRÈSE AOS 21 ANOS, todos de PABLO PICASSO, foram localizados. As obras haviam sido roubadas em fevereiro da casa de uma neta do pintor, DIANA, em PARIS. Os ladrões foram presos em flagrante quando tentavam vendê-las, na capital francesa.
 
2 008    :     -    QUINTA-FEIRA
Com as mesmas unhas enormes, cartola e capa pretas, ZÉ DO CAIXÃO volta às ruas após 40 anos de cadeia. Retorna sedento por sangue e ansioso para encontrar a mulher que irá dar um filho. “ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO” estréia amanhã em 22 salas da capital e Grande São Paulo. Encerra a trilogia do coveiro visto pela primeira vez em “À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA” (1964) e depois em “ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER” (1967). O filme quebra o jejum de três décadas na direção de JOSÉ MOJICA MARINS, 72 anos. Ele capricha na violência e nos banhos de sangue. Tem homem pendurado em ganchos, mulher nua saindo de dentro de um porco e uma descida ao purgatório antológica.
No interior da estação SÉ do Metrô vários painéis sobre esse filme “ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO” mostram cenas do filme, bem como o histórico do mesmo.
Chego mais cedo na Sociedade. Preciso imprimir os dias 6 e 7de minhas memórias. Logo depois vou almoçar no MMDS e volto para me encontrar com o presidente GINO. No TRIBUNAL DE JUSTIÇA o presidente da FIESP, PAULO SKAF, recebe o Prêmio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É um momento importante para abordarmos o Juiz assessor da Presidência, JOSÉ MARIA CÂMARA JÚNIOR, incumbido pelo desembargador BELLOCCHI, de conduzir a reforma da sede da Sociedade.
No 4º andar do Palácio da Justiça, sala 414, vamos encontrar o Juiz JOSÉ MARIA. Explicamos a ele a nossa preocupação com essa reforma porque ontem recebemos um ofício da Diretora do Departamento de Gestão do Patrimônio Imobiliário solicitando informações urgentes a respeito da necessária realização das reformas que foram mencionadas a um servidor público municipal por ocasião da vistoria no imóvel municipal que a Sociedade ocupa desde julho de 1968.
Deixamos uma cópia desse ofício com o Juiz JOSÉ MARIA. Como o neto do falecido GERALDO FARIA MARCONDES quer ajudar na reforma do telhado da Sociedade, vamos colocá-lo em contato com o Juiz JOSÉ MARIA, mediante a autorização deste.
No início da solenidade, cumprimentamos PAULO SKAF e outras pessoas que estão presentes nesse evento. Chega o MENDES, representando o GRÃO MESTRE. Chove muito nesse cair de tarde. Esfria também. Ficamos preocupados com o GINO e achamos melhor deixar a cerimônia e embarcar no metrô.  

A estréia no torneio masculino de futebol dos JOGOS DE PEQUIM, hoje, contra a BÉLGICA, ensinou uma lição importante à seleção brasileira. Medalha de Ouro não se ganha apenas com espírito olímpico. É preciso superar obstáculos que vão muito além dos adversários em campo que, de certa maneira, são até o menor dos problemas. Os belgas, por exemplo, revelaram-se um time fraco, batido por 1 a 0 sem grande esforço técnico e tático do BRASIL, que não jogou bem. Há outras pedras no caminho. Um adversário duríssimo nessa Olimpíada é o calor. Outro obstáculo é o gramado ruim do estádio de SHENYANG. Calor, poluição e gramado são obstáculos que quase certamente continuarão existindo. A equipe da NOVA ZELÂNDIA, que pertence à chave do BRASIL, empatou por 1 a 1 com a anfitriã CHINA.
A ARGENTINA, noutra chave, venceu a COSTA DO MARFIM pelo placar de 2 a 1, em XANGAI. O craque argentino MESSI teve atuação decisiva.  No Grupo B, a surpresa foi o empate da HOLANDA, uma das favoritas ao ouro, com a NIGÉRIA por 0 a 0. O resultado favoreceu os ESTADOS UNIDOS, que derrotaram o JAPÃO por 1 a 0. No Grupo D, a ITÁLIA passou com facilidade por HONDURAS (3 A 0), enquanto CAMARÕES e CORÉIA DO SUL empataram por 1 a 1. 

Mais do que os três pontos conquistados com o triunfo sobre o VITÓRIA, por 3 a 0, nesta noite, no PALESTRA ITÁLIA – e com boa atuação – o PALMEIRAS garantiu um lugar cativo no G-4 assim que o primeiro turno acabar, no domingo, contra o BOTAFOGO, no RIO.  A meta de VANDERLEI LUXEMBURGO era terminar o turno na liderança – mas não foi possível – a briga pela ponta será entre GRÊMIO (38 pontos) e CRUZEIRO (36).
O CRUZEIRO comprovou hoje no MINEIRÃO que é um dos favoritos ao título. Com a vitória sobre o INTERNACIONAL (2 a 0) chegou aos 36 pontos e manteve a segunda posição.
O BOTAFOGO conseguiu vencer, pela primeira vez na história do BRASILEIRO, o FIGUEIRENSE, por 2 a 1, em FLORIANÓPOLIS.  

O Ministério Público Estadual denunciou ontem à Justiça de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO um casal que deixou o filho trancado dentro do carro enquanto fazia compras no centro da cidade. O caso aconteceu em fevereiro deste ano. Na época, a criança tinha dois meses. O menino, atualmente, está sob a guarda dos avós maternos. FÉLIX HAFFID JOSÉ GATTAZ NETO, de 31 anos, e ANALINE MATIAS GOMES, de 18, foram denunciados por abandono de incapaz.

Um acidente com um ônibus de turismo deixou sete pessoas feridas na região do CANINDÉ, zona norte da capital, no final da noite de ontem. O motorista do coletivo da Auto Viação Bragança Ltda perdeu o controle do veículo ao fazer uma curva para sair da Ponte CRUZEIRO DO SUL e acessar a MARGINAL TIETÊ. O ônibus, que transportava cerca de 20 passageiros, tombou.

O técnico em refrigeração SANTO GALLI SOBRINHO, de 51 anos, morreu hoje de madrugada na UTI de Queimados do Hospital das Clínicas. Ele foi uma das vítimas da explosão ocorrida no ar-condicionado da BIO RITMO ACADEMIA do mezanino do CONJUNTO NACIONAL, na AVENIDA PAULISTA. Também ferido no acidente, o técnico RILDO ELIAS SOARES, de 39 anos, segue internado em estado grave no HC.

O menino RHIAN HENRIQUE DOS SANTOS CUELLAN, de 4 anos, foi encontrado morto na noite de ontem, dois dias depois de seu desaparecimento. O corpo estava em uma casa de cachorro numa oficina mecânica, ao lado da casa dos avós da criança. Um adolescente vizinho da vítima foi detido e confessou o crime. Ele apontou outros dois envolvidos. O adolescente disse que matou RHIAN asfixiado. O menor também afirmou que teria entregado a vítima, na segunda-feira (dia do desaparecimento) para MARCELO ADRIANO APARECIDA, de 34 anos, a quem acusou de ser pedófilo. No dia seguinte, MARCELO devolveu RHIAN. O jovem contou que, para evitar represálias matou o menino junto com THIAGO FRANCISCO DA SILVA, de 21 anos, que seria amigo de MARCELO.

O Supremo Tribunal Federal decidiu hoje limitar a colocação de algemas em presos durante operações policiais. Por unanimidade, o plenário do STF resolveu editar uma súmula determinando que algemas só devam ser usadas quando houver chance de fuga do preso ou risco à segurança dele e de outras pessoas. O Supremo vai comunicar oficialmente a determinação ao ministério da Justiça, TARSO GENRO, e aos secretários estaduais de Segurança.

Militares da reserva e da ativa transformaram hoje um seminário sobre a LEI DA ANISTIA realizado no RIO em ato contra a possibilidade de punição para torturadores na ditadura, idéia defendida pelo ministro da Justiça, TARSO GENRO. Os militares – entre eles o GENERAL LUIZ CESÁRIO DA SILVEIRA, comandante militar do LESTE – estavam à paisana. “Quem fala em nome do Exército é o comandante do Exército. Eu vim como pessoa física”, disse o GENERAL CESÁRIO. Do lado de fora do CLUBE MILITAR, estudantes e membros do GRUPO TORTURA NUNCA MAIS fizeram uma manifestação. O GENERAL GILBERTO FIGUEIREDO, presidente do CLUBE MILITAR, assim se expressou: “Os crimes que eles praticaram estão todos registrados. E as torturas não estão. Ninguém escreveu: hoje torturei fulano e sicrano. Já os processos contra os guerrilheiros estão registrados nos tribunais”.
O advogado ANTÔNIO RIBAS PAIVA, apresentado como consultor jurídico da União Democrática Ruralista, afirmou que eleições, isoladamente, não garantem a democracia. “Vivemos sob a ditadura do crime organizado”, declarou PAIVA. Ele afirmou que as verbas que abastecem o CAIXA 2 de campanhas políticas vêm do tráfico de drogas e da prostituição infantil.

O ex-comandante do Exército paraguaio LINO CÉSAR OVIEDO foi inocentado hoje por um tribunal de apelações da acusação de ter sido o mentor intelectual do assassinato do vice-presidente LUÍS MARÍA ARGAÑA, em 1999. OVIEDO, que vivia no BRASIL como protegido político, voltou em 2004 ao PARAGUAI para cumprir pena de dez anos por rebelião.  

SIMON GRAY, um dos mais prolíficos dramaturgos do REINO UNIDO, morreu em LONDRES, aos 71 anos, vítima de um câncer no pulmão. Frente às obras diretamente políticas de seus contemporâneos e as comédias metafísicas de TOM STOPPARD, seu teatro mais comercial – BUTLEY (1971), OTHERWISE ENGAGED (1975) e CLOSE OF PLAY – tem como protagonistas personagens da classe média alta, que encontram refúgio na ironia. Em 2004, o inglês HAROLD PINTER dirigiu THE OLD MASTERS, em que EDWARD FOX fazia o papel do esteta BERNARD BERENSON. Ex-alcoólatra e fumante inveterado, GRAY sempre foi implacável com suas próprias debilidades.

2 009       :        -       SEXTA-FEIRA
O Comandante do Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, TENENTE-CORONEL PM RUI CONEGUNDES DE SOUZA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Passagem de Comando do 16º BPM/M.
07 DE AGOSTO DE 2009
16 HORAS
AVENIDA CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES, Nº 4082
RIO PEQUENO – SÃO PAULO/SP.
Essa solenidade no 16º BPMM significa também a instalação do mais novo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – NÚCLEO MMDC “ROMÃO GOMES”, que funcionará na sede da 4ª Companhia do Batalhão, sob a presidência de seu comandante, CAPITÃO PM HERBERT.
Vamos para o MMDC no horário das 11 horas. O trânsito está muito ruim nesta manhã. Para que tudo dê certo na nossa ida para a Cidade Universitária, deixo os pagamentos que preciso efetuar neste dia a cargo do TENENTE OLIVEIRA.
O CORONEL MENDES vai levar o GINO e eu até a sede do 16º BPMM, onde chegamos quase no horário do início da solenidade. Uma das gratas surpresas desta tarde é o encontro nosso com o antigo Comandante do 9º BPM, do Comando de Policiamento de Choque e do Comando da Academia de Polícia do Barro Branco, o CORONEL PM Ref JOSÉ ALVES DE CARVALHO, que se faz acompanhar de sua esposa. O “BUDA”, apelido carinhoso dado pelos alunos-oficiais da Turma “JOSÉ BONIFÁCIO”, foi nosso instrutor na Escola de Oficiais, nos tempos do velho CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO (CFA), de saudosa lembrança.
A mais alta autoridade presente é o Comandante do Policiamento Metropolitano, CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA. Estão presentes também os coronéis HERVANDO LUIZ VELOZO (Cmt do CPA/M-5) e AIRTON ALVES DA SILVA (Cmt do CPA/M-3).
O CAPITÃO PM CÍCERO (um dos galardoados com a Medalha Constitucionalista) traz a notícia de que o CAPITÃO PM ANÍSIO, também indicado para o recebimento dessa medalha, sofreu um contratempo em família, estando, no momento, acompanhando sua esposa no Hospital da Cruz Azul. Entre os convidados está também o nosso amigo ANDRÉ CLÓVIS BISPO, que gosta de tirar fotografias. Ele já fez a cobertura de outros eventos e documentou tudo através de imagens tiradas com o seu celular. 
O TENENTE-CORONEL PM CARLOS ROBERTO ALBERTIN passa o Comando do 16º BPMM para o TENENTE-CORONEL PM RUI CONEGUNDES DE SOUZA, sob a presidência do Cmt do CPA/M-5, CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO.  
No seu pronunciamento o TENENTE-CORONEL PM RUI anuncia a instalação do Núcleo MMDC “ROMÃO GOMES”.
Nota para boletim alusiva a Solenidade de Passagem de Comando.
Senhoras e Senhores, boa tarde!
Nesta data, ao receber formalmente o Comando do Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, do Tenente Coronel de Polícia Militar Carlos Roberto Albertin, preliminarmente agradeço a Deus-pai, que tudo permite na face da terra, a graça de poder exercer na plenitude a essência da formação do oficial de polícia militar – o comando de uma unidade operacional.
Agradeço, nas pessoas de minha mãe e esposa o apoio familiar que nunca me faltou ao longo da minha carreira, sempre prestando valorosos incentivos, para que eu me mantivesse firme no sacerdócio de ser policial.
Faço-o com a consciência tranquila, porém sabedor da responsabilidade atribuída ao receber do Comando da Instituição, o voto de confiança ao ser brindado com o comando de tão nobre batalhão de policiamento.
O Décimo Sexto atua em um ponto sensível para a segurança pública do Estado, na medida em que congrega em sua área territorial, realidades sociais diferentes onde convivem residências de altíssimo padrão, pessoas com elevado poder aquisitivo e formadoras de opinião, e as várias favelas onde alguns vivem em total estado de miserabilidade. Mas, nada disso é motivo para temor, pois por intermédio das seis Companhias que integram a Unidade continuarei desenvolvendo, de maneira profissional, as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.    
Para tal mister, estou alinhado aos objetivos do Comando da Corporação:
- de TRANSMITIR SENSAÇÃO DE SEGURANÇA, por meio da pronta resposta policial, visibilidade e o diálogo com a sociedade;
-  de  proceder a MANUTENÇÃO DO CONTROLE DA CRIMINALIDADE, por meio da manutenção das linhas de tendência estáveis ou descendentes, em que pese às soluções para a segurança pública não dependerem exclusivamente da Polícia Militar;
- de nutrir o INCREMENTO DO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO, impedindo que áreas críticas se transformem em bolsões de criminalidade, demonstrando aos simpatizantes ou membros, que o crime não compensa;
- de dar CONTINUIDADE AO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA PMESP, por meio da gestão administrativa e do fomento do programa de qualidade;
-  de cultivar a  VALORIAÇÃO DO POLICIAL  MILITAR, reconhecendo publicamente as boas ações, e
-   de manter o CONTÍNUO PROCESSO DE DEPURAÇÃO INTERNA, pois não compactuo e tampouco transijo com aqueles que apresentem conduta desviante.
Contando com o apoio do Comando da Instituição e com o trabalho e a lealdade do efetivo do 16º BPM/M, alicerçado, em sua quase totalidade, por honrados e dedicados profissionais de polícia, buscarei o aperfeiçoamento dos canais de comunicação com as comunidades, representadas por seus respectivos líderes comunitários, ressaltando-se os dos CONSEGs, a fim de acessar suas necessidades e traçar linhas de prioridades na área da Segurança Pública, sempre pautado pela inteligência e procedimentos de gestão, para gerar a necessária Tranquilidade Pública.
Aproveito esta data para cultuar a memória de todos aqueles que lutaram em 1932 na defesa da Constituição, declarando inaugurado o NÚCLEO ROMÃO GOMES, da SOCIEDADE DE VETERANOS DE 32 – MMDC, o qual com a aquiescência do Comando da Instituição irá funcionar na Sede da 4ª Cia desta OPM.
Assim, aos familiares, amigos, Oficiais e praças do 16º BPM/M aqui presentes, meus sinceros agradecimentos pelo apoio e pela presença, estejam sempre certos de que: “NÓS POLICIAIS MILITARES, SOB A PROTEÇÃO DE DEUS, ESTAREMOS SEMPRE COMPROMISSADOS COM A DEFESA DA VIDA, DA INTEGRIDADE FÍSICA E DA DEFESA DA PESSOA HUMANA”.
Muito obrigado!
Quartel em São Paulo, 07 de agosto de 2009.
___________________________
RUI CONEGUNDES DE SOUZA
Ten Cel PM Comandante do 16º BPM/M

Na seqüência da solenidade há entrega de Medalhas GOVERNADOR “PEDRO DE TOLEDO, “MMDC” e “CONSTITUCIONALISTA”, conforme indicação do Presidente da Diretoria Executiva do NÚCLEO MMDC “ROMÃO GOMES”.
MEDALHAS MMDC
Ilmº Sr. Major PM GILBERTO PEREIRA DE CARVALHO
Ilmº Sr. Cel PM HERVANDO LUIZ VELOZO
Ilmº Dr. LUIZ CLÁUDIO FERRETI
Ilmº Sr. Cb PM VILMAR BRAZ RIBEIRO
Ilmº Sr. Cb PM FABIANO RODRIGUES DE SOUSA
Ilmº Sr. Cb PM ALCIDES JACINTO GOMES JUNIOR
Ilmº Sr. Cb PM ALEXANDRE D”AQUILA DE SOUZA
Ilmº Sr. 1º Ten  PM MARCELO RODRIGUES MAIA
Ilmº Sr. Ten  Cel PM WALTER MARTINS DE LIMA
Ilmº Sr. 2º  Ten  PM ANTONIO MARTINHO DE MORAES
Ilmº Sr. SIDNEI REINALDO
Ilmº Sr. Sd PM SÉRGIO AUGUSTO SILVA CRUZ
Ilmª Srª. Sd Fem PM SANDRA REGINA DOS SANTOS
Ilmª Srª. Sd Fem PM SANDRA PEREIRA DA SILVA
Ilmº Sr. Sd PM EVERALDO JOSÉ DA SILVA
Ilmª Srª. Sd Fem PM MAFALDA DE O. M. CARDOSO
Ilmº Sr. Sd PM ALEXANDRE MORAES DE OLIVEIRA
Ilmº Sr. 1º Ten PM CELSO NOGUEIRA MICLIACCIO

MEDALHA CONTITUCIONALISTA
Ilmo. Sr. Cel PM JOSÉ KOKI  KATO
Ilmo. Sr. Ten Cel PM RUI CONEGUNDES DE SOUZA
Ilmo. Sr. Capitão PM CÍCERO

MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO
Ilmo. Sr. Cap PM HERBERT MORAES DOS SANTOS
Ilmo. Sr. Major PM HELENILDO ISAÍAS DA SILVA
Ilmo. Sr. Ten Cel PM CARLOS ROBERTO ALBERTIN

Após o desfile da tropa os convidados se dirigem para a sede do 16º BPMM onde acontece a inauguração dos retratos dos ex-comandantes: TENENTES-CORONÉIS LIMA e ALBERTIN.
O CORONEL MENDES tem um compromisso para esta noite. Partirá para a cidade de BARRETOS, onde amanhã se realizará uma reunião regional do Grande Oriente de São Paulo. Acerta com o CAPITÃO HERBERT o transporte do GINO até sua residência, com uma viatura da 4ª Companhia do 16º BPMM e parte para sua casa, a fim de se preparar para a viagem até BARRETOS.
Com um trânsito terrível, vamos iniciar o retorno para nossas residências depois das 19 horas.

Os relógios registraram hoje uma marcação histórica: às 12h:34min56seg do dia 07/08/09, o alinhamento de todos os dígitos – exceto o zero – produziu a seqüência 123456789. O curioso evento ocorreu com um mês de antecedência nos países de língua inglesa que colocam o número do mês antes do dia nas representações de data.

Com o devido status de estrela, CÉSAR CIELO desembarcou hoje no BRASIL disposto a mostrar que suas façanhas em ROMA não apagaram a falta de apoio financeiro à natação no País. “Quando estava no avião, voltando da ITÁLIA, pensei: ‘ a gente fez o que tinha de fazer’. Provamos que não tem desculpa para as empresas brasileiras deixarem do nos patrocinar.”
Impressionado com o assédio da imprensa, que lotou o Estádio ESPORTE CLUBE PINHEIROS, o campeão destacou a evolução do esporte entre os atletas brasileiros. Mas não deixou de apontar falhas. Sobre seu desempenho, o campeão mundial dos 50 m e 100 m promete mais. “Limite a gente impõe na nossa cabeça. Novos recordes parecem impossíveis até o primeiro fazer.” Ele lembra que a geração que disputou o MUNDIAL está no início e ainda tem uma carreira longa pela frente. “É só o começo. Temos apenas 22,23 anos.”

O presidente do Conselho de Ética, senador PAULO DUQUE, mandou arquivar hoje mais quatro representações e três denúncias contra o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, todas por quebra de decoro parlamentar. O motivo alegado é o mesmo utilizado nas quatro ações que ele rejeitou na quarta-feira, dia 5 de agosto, contra SARNEY e uma contra o líder do PMDB, RENAN CALHEIROS – falta de legitimidade e de provas das acusações feitas pelo PSDB, PSOL e pelos senadores ARTHUR VIRGÍLIO e CRISTÓVAM BUARQUE. Assim, enterrou todas as acusações que haviam sido protocoladas no conselho contra o presidente do Senado.

Uma troca de amabilidades marcou hoje o encontro dos governadores tucanos de MINAS, AÉCIO NEVES, e de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, no RIO. Os dois compareceram à abertura do 16º Congresso Nacional do PPS, aliado dos tucanos. SERRA, o primeiro a chegar, referiu-se a AÉCIO em tom amistoso. Disse que o governador mineiro, com quem disputa a candidatura do PSDB à Presidência “é um nome forte e tem todas as credenciais para se candidatar e ser presidente da República.”
Sorridente, SERRA afirmou que entre ele e AÉCIO “não tem essa disputa que se imagina.” O governador de São Paulo evitou falar em uma candidatura exclusiva do PSDB, com AÉCIO candidato a vice na sua chapa.
O governador mineiro também fez elogios a SERRA. “Agradeço e retribuo. O governador JOSÉ SERRA é um dos mais preparados homens públicos do País. Feliz do partido que tem opções. Não duvidem de que estaremos juntos num projeto nacional. Mas importante do que projeto pessoal é dizer por que a população deve deixar de votar no atual governo e escolher uma outra proposta”, afirmou.

A 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo decretou o seqüestro de valores do conselheiro ROBSON MARINHO, do Tribunal de Contas do Estado. A decisão é da juíza MARIA GABRIELLA PAVÍOPOLOS SPAOLONZI, que acolheu ação cautelar de bloqueio movida pela Promotoria de Patrimônio Público e Social, braço do Ministério Público Estadual que investiga MARINHO em inquérito civil por suposta improbidade administrativa.

Uma quadrilha fez um arrastão em um prédio de luxo na VILA ALBERTINA, região da FREGUESIA D Ó, na zona norte da capital. Mais de 30 homens – alguns armados com metralhadoras – invadiram o edifício e dominaram vigias e moradores de oito dos 12 apartamentos. Todas as vítimas foram levadas para a garagem e depois amarradas. Na ação, que durou mais de uma hora, os ladrões levaram jóias, dinheiro, aparelhos de som, vídeos, computadores, máquinas fotográficas, roupas, documentos, três pistolas e um FORD FIESTA, que foi recuperado no início da madrugada do dia 7 de agosto. Três suspeitos foram presos pela polícia, incluindo um dos supostos líderes da quadrilha – RODRIGO DE ALMEIDA, o ALEMÃO apontado como integrante do PCC.

Os presos da cela de triagem do 1º DP de CARAPICUIBA, na Grande São Paulo, iniciaram um tumulto, por volta da 1 hora, porque suspeitavam que havia detentos com gripe suína no xadrez. Durante toda a madrugada, 16 presos se espremiam no espaço de apenas dois metros de largura por três de comprimento, conhecido como “corró” na gíria policial e que foi projetado para receber, no máximo quatro pessoas. Três presos foram transferidos para um hospital da região, ainda na madrugada e o risco de algum preso estar contaminado foi descartado pelos profissionais do SAMU.

Uma série de ataques contra muçulmanos xiitas no IRAQUE matou hoje ao menos 51 pessoas. Os atentados tornaram o dia de hoje o segundo mais letal desde que as forças americanas deixaram as cidades, há um mês, e levantaram temores sobre um possível fortalecimento dos rebeldes sunitas. No pior atentado, um caminhão-bomba explodiu em MOSSUL, no norte do IRAQUE, destruindo completamente uma mesquita xiita, justamente no dia sagrado para os muçulmanos. Segundo a polícia local, pelo menos 38 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas. Horas depois da explosão, equipes de resgate ainda trabalhavam para retirar dezenas de fiéis e de moradores de casas vizinhas que estavam presos nos escombros.

O líder do TALEBAN no PAQUISTÃO, BAITULLAH MEHSUD, morreu na quarta-feira, dia 5 de agosto, atingido por um míssil disparado por aviões não-tripulados dos EUA. Dois comandantes do TALEBAN confirmaram a morte de MEHSUD. “BAITULLAH MEHSUD e sua mulher morreram em um ataque de mísseis americanos no WAZIRISTÃO DO SUL”, disse hoje um assessor de MEHSUD, KAFAYATULLAH, à ASSOCIETED PRESS.
A sonda OPPORTUNITY descobriu um meteorito que caiu em MARTE há milhões de anos, informou ontem o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a agência espacial dos ESTADOS UNIDOS. A rocha tem cerca de 60 cm de largura e é composta principalmente por ferro e níquel. Trata-se do maior meteorito achado no planeta.

2 010     :         -       SÁBADO
Uma boa manhã. Sai o sol e o frio vai se atenuando. Levanto tarde. Tenho muita coisa para fazer com os meus papéis e com a digitalização de minhas memórias.  
Telefono para o GINO STRUFFALDI. Ele esteve ontem na passagem de Comando no 12º BPMM. O novo Comandante é um dos filhos do CAPITÃO PM Ref CAMILLI – TENENTE-CORONEL PM HELSON LÉVER CAMILLI. A importância dessa presença do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nesse ato é que o 12º BPMM é responsável pela segurança do Monumento-Mausoléu do IBIRAPUERA. O GINO se fez acompanhar do CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES. Nossa diretora da Comunicação Social, CAMILA GIUDICE, também participou dessa solenidade.   
JUAN MANUEL SANTOS fez juramento neste sábado como novo presidente da COLÔMBIA e pediu diálogo direto para recompor as relações com a VENEZUELA. Diz que buscará a igualdade social.
“Juro diante de Deus e prometo ao povo cumprir fielmente a Constituição e as leis da Colômbia", disse Santos, um líder de direita de 58 anos que foi ministro da Defesa do governo de seu antecessor, Alvaro Uribe. Em seu discurso de posse, Santos pediu à Venezuela um diálogo "franco e direto, com respeito mútuo, cooperação recíproca e firmeza contra a criminalidade". A Venezuela rompeu relações com a Colômbia em 22 de julho, depois de Bogotá ter denunciado que guerrilheiros colombianos estariam escondidos nesse país, o que é negado por Caracas. "Assim como não reconheço inimigos na política nacional, não o faço no exterior. A palavra guerra não está no meu dicionário", disse Santos, que durante estas duas semanas de crescentes tensões guardou silêncio absoluto. O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, compareceu à cerimônia de posse, em um gesto positivo do governo do presidente Hugo Chávez a Santos. Também participou do evento o presidente equatoriano, Rafael Correa, no que se constitui sua primeira visita à Colômbia desde que em março de 2008 as relações entre os dois países foram rompidas, depois que as forças militares colombianas bombardearam um acampamento da guerrilha Farc em seu território. Essa ação, ordenada pelo próprio Santos quando era ministro da Defesa, gerou uma acusação penal no Equador, onde um juiz o acusa de assassinato, apesar de a posse de hoje dar-lhe imunidade. Os vínculos com o Equador foram reestabelecidos no nível de encarregados de negócios em novembro de 2009. Santos prometeu um governo de "unidade nacional" na busca pela "prosperidade social para todos os colombianos". "Chegou a hora de os bens naturais, que nos foram dados com tanta abundância, não sejam privilégio de poucos, mas que estejam ao alcance de muitas mãos", disse, ao mencionar a pobreza, que na Colômbia alcança 46%. "Não vamos falhar com os pobres. Trabalharemos para diminuir a pobreza com a mesma força e compromisso com a qual combatemos e continuaremos combatendo o terrorismo", prometeu o novo presidente, fixando a meta de reduzir a taxa de desemprego atual (12%) para um dígito. Santos disse também que seu governo se esforçará para devolver aos camponeses as terras das quais os grupos criminosos se apoderaram, como o narcotráfico, os paramilitares e a guerrilha. Sobre as Farc, o presidente ofereceu diálogo caso estas abandonem a violência e interrompam os sequestros. "Aos grupos armados ilegais que invocam razões políticas e hoje falam mais uma vez em diálogo, digo que meu governo estará aberto a qualquer conversa que busque a erradicação da violência e a construção de uma sociedade mais próspera, equitativa e justa", disse Santos. O presidente afirmou que o eventual diálogo deve ocorrer "sobre as premissas inalteráveis da renúncia às armas, ao sequestro, à extorsão, ao narcotráfico e à intimidação", em resposta a um vídeo de Alfonso Cano, o chefe máximo dessa guerrilha, que há uma semana pediu a Santos dar início a negociações de paz. Santos, acompanhado de sua mulher María Clemencia e de seus três filhos adolescentes, foi juramentado pelo presidente do Congresso, Armando Benedetti, nas escadarias do Palácio Legislativo. Pouco antes da cerimônia, participou de uma missa em Bogotá. Entre os presidentes estrangeiros que foram ao evento, estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do México, Felipe Calderón, da Argentina, Cristina Kirchner, do Equador, Rafael Correa, do Peru, Alan Garcia, e do Uruguai, José Mujica, além do herdeiro da coroa espanhola, Felipe de Bourbon.
O técnico VANDERLEI LUXEMBURGO ficou com seu emprego ameaçado depois da nona derrota sofrida pelo ATLÉTICO MINEIRO no Campeonato Brasileiro. Nesta noite, no ENGENHÃO, no RIO, o vexame foi diante do BOTAFOGO, que não teve muito trabalho para vencer por 3 a 0. O time mineiro segue na zona de rebaixamento com 10 pontos e corre o risco de segurar a lanterna depois do término da 13ª rodada. Já o BOTAFOGO subiu na tabela, agora com 18 pontos.
Em CAMPINAS, o GUARANI conseguiu seu resultado mais expressivo desde que voltou à Série A ao golear o AVAÍ por 4 a 1. 

Dois policiais militares foram presos hoje de madrugada acusados de participar de um assalto a uma agência bancária em IBIRAREMA, cidade de 7 mil habitantes a 395 km de SÃO PAULO. Na ação, uma viatura foi usada, um PM e dois investigadores foram rendidos e um posto da corporação e uma delegacia invadidos. Também estão detidos outros cinco homens e um adolescente. Com eles, a polícia apreendeu 316 mil reais e 11 armas.
Segundo o delegado de ASSIS, que apura o caso, LUÍS FERNANDO QUINTEIRO DE SOUZA, a ação começou por volta das 13:40 horas de ontem quando dois integrantes do bando renderam um soldado no grupamento da PM da cidade. Eles tomaram a pistola, o colete à prova de balas e o gás pimenta do policial e o obrigaram a tirar a farda. Um dos ladrões vestiu a roupa e o outro ficou vigiando o soldado.
Simultaneamente, outros integrantes da quadrilha invadiram a delegacia da cidade e dominaram dois investigadores. Enquanto um dos bandidos vigiava os policiais, os outros roubaram uma viatura da Polícia Civil.
Às 13:47 horas os assaltantes entraram no banco e renderam funcionários e clientes. Em cinco minutos, recolheram 371 mil reais. Então, voltaram à delegacia para devolver a viatura. Os criminosos que vigiavam os policiais se juntaram ao grupo, que fugiu no ASTRA de um dos PMs presos.
Cerca de 30 policiais participaram das buscas. Os soldados LUÍS DOS SANTOS JÚNIOR, de 34 anos, e ROGÉRIO ALVES MOREIRA, de 31, além de ANDRÉ LUÍS FERREIRA, de 25, PLAULO APARECIDO CASTRO, de 45, e um adolescente foram encontrados em PALMITAL. Já EDILSON TAVARES DA SILVA, de 48 anos, e ORCÉLIO PAULO DE SOUZA de 42 anos, foram detidos em CÂNDIDO MOTA. Na capital, RÓBSON SANTANA de 23 anos, foi preso em flagrante por porte de armas. Ele tinha duas pistolas ponto 40 da PM. Segundo a Corporação, os soldados deram informações sobre o funcionamento do posto e da delegacia à quadrilha. Ambos foram levados para o Presídio Militar ROMAO GOMES, na zona norte de SÃO PAULO, e são investigados por participação em outros roubos.

Com o uniforme verde-oliva, mas sem insígnias, o líder cubano FIDER CASTRO, de 83 anos, discursou hoje na Assembléia Nacional de seu país. Em quatro anos, foi a primeira aparição de FIDEL frente aos parlamentares ao vivo na TV cubana. FIDEL se afastou do poder em julho de 2006 por questões de saúde. Nas últimas semanas, ele passou a aparecer em público com freqüência e a falar sobre “a ameaça de uma guerra nuclear”. Foi esse o tema do discurso hoje. Dizendo-se “totalmente recuperado”, FIDEL alertou que se o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, atacar o IRÃ para interromper seu programa nuclear haverá uma “hecatombe, que varreria a espécie humana do mapa”. Em 11 minutos de discurso, FIDEL não falou sobre assuntos domésticos.

Uma seqüência de três explosões no gerador de energia de um movimentado centro de compras da cidade de BASRA, no Sul do IRAQUE, deixou dezenas de mortos nesta noite. O número de vítimas variava entre 16 e 45, segundo dados não oficiais. Os feridos são estimados entre 100 e 160. Ao menos uma das explosões teria sido causada por uma bomba colocada próximo ao gerador, segundo as forças de segurança. Sete policiais foram mortos hoje no país, que desde maio espera pela definição de seu governante.

O ator francês BRUNO CREMER, conhecido por sua interpretação do popular comissário MAIGRET, morreu neste sábado, aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital próximo de PARIS e lutava contra um câncer da língua havia vários anos. CRÉMER se casou duas vezes e teve três filhos. Com sua atual mulher, CHANTAL, vivia desde dezembro de 1984. Com participação em diversos filmes, como QUAND LA FEMME S´EM MÊLE, com ALAIN DELON, de 1957, CREMER ficou conhecido por seu papel durante 14 anos no seriado televisivo MAIGRET, criada por GEORGES SIMENON, em 1991. Em comunicado oficial, o presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY declarou que CREMER interpretou diversos papéis “que marcaram a televisão e o cinema franceses.”
A paixão do ator BRUNO JEAN MARIE CRÉMER pelo teatro nasceu quando ele ainda era adolescente. Mas seu desempenho nos palcos – onde interpretou papéis em peças de SHAKESPEARE e OSCAR WILDE – lhe abriu as portas para o cinema e a TV. No período entre 1957 e 1980, CRÉMER atuou em 37 produções, algumas delas sob a direção de mestres da sétima arte como COSTA-GRAVAS e LUCHINO VISCONTI.
Nascido em 1929, em SAINT-MANDÉ, na FRANÇA, o ator era filho de uma belga e de um francês. Nessa condição, somente aos 18 anos, CRÉMER optou pela nacionalidade francesa. Quando finalizou os estudos secundários, o ator decidiu entrar para o conservatório nacional superior de arte dramática, onde permaneceu por dez anos. 

2011        :       -        DOMINGO
Nascido como TELEJORNAL em 7 de junho de 1992, o TV, suplemento de O ESTADO, completa hoje sua milésima edição. Naqueles dias, ZECA CAMARGO era diretor de jornalismo na MTV, RENATA CERIBELLI apresentava o VITRINE na TV CULTURA, e o resumo de novelas incluía produções de duas redes que saíram de cena: a MANCHETE e a REDE OM. Na novela que ainda era “das 8”, VERA ZIMERMAN reinava como DIVINA MAGDA. Foi em 17 de outubro de 2004, por ocasião de uma reforma gráfica no jornal, que o TELEJORNAL passou a se chamar TV & LAZER. Disposto a valorizar o lazer da casa além da TV na sala, o ESTADO abriu espaço para resenhas de DVD e dicas de vídeos na Internet. Em 14 de março de 2010, de novo na esteira de uma reforma gráfica, o TV & LAZER virou apenas TV, concentrando em seu nome de batismo aquilo que de fato norteia sua cobertura. Do TELEJORNAL ao TV, o suplemento sempre esteve entre os mais lidos do jornal, sendo hoje o caderno semanal que lidera o ranking de segunda a domingo. Há quase 20 anos, ele nasceu sob o comando de LEILA REIS, sucedida por FÁTIMA CARDEAL e LUIZ COSTA PEREIRA JÚNIOR, de quem CRISTINA PADIGLIONE foi editora-assistente – passando a responsável pela edição do caderno desde 2002. A equipe atual aí está, bem, sem falsa modéstia, representada por THAIS PINHEIRO, PATRÍCIA VILLALBA, CRISTINA PADIGLIONE, ALLINE DAUROIZ e ETIENNE JACINTHO. Contam ainda com as colaborações do pessoal do LINK e do CADERNO 2.

Quando estou completando o primeiro mês na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo como presente a sétima edição do “32 EM MOVIMENTO”, o jornal eletrônico do MMDC, muito bem concebido pela nossa Diretora de Comunicação Social CAMILA GIUDICE e nosso Diretor do Cerimonial MARKUS RUNK.
A eles devo uma revolução eletrônica na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, justamente quando estamos em fase de transição. Infelizmente estamos perdendo os heróis de 32. Precisamos oxigenizar a Entidade. MARKUS e CAMILA são os jovens do século 21 que irão dar continuidade ao nosso trabalho. A idéia de criar esse jornal, concebida em fins de dezembro de 2010 e posta em prática em janeiro deste ano, tornou-se uma realidade palpável com o trabalho primoroso dessa dupla de timoneiros da safra nova do MMDC.
A edição de julho de 2011 é histórica. Está sendo muito bem recebida pelos leitores. Tenho notícias de associados que elogiaram o trabalho exemplar de CAMILA e MARKUS, filhos do MMDC, participantes da COFAM (Comissão dos Familiares dos Heróis de 32). Devo a eles, realmente, algo sensacional, a propagação do ideário da EPOPÉIA DE 32 através da Internet.
Vocês vão encontrar nessa sétima edição do jornal o presente e o passado juntos para o desencadeamento de nossos planos para um futuro muito mais abrangente do MMDC. CAMILA e MARKUS foram a fundo em suas pesquisas, trouxeram o 9 de Julho em várias regiões do Estado de SÃO PAULO e manifestações de autoridades do PARANÁ e RIO GRANDE DO SUL, dando a dimensão nacional do movimento constitucionalista.
Aponta nas trinta páginas do jornal o nosso trabalho nesse primeiro mês na presidência, desde a posse em 7 de julho, como os grandes eventos de SÃO MIGUEL PAULISTA (dia 28), OLÍMPIA (dia 29), GUARULHOS (dia 30), BELA VISTA, no centro da cidade (dia 31). Reporta também às nossas visitas às cidades de CORDEIROPOLIS e ITAPETININGA, em princípios do mês.
Meu preito de gratidão ao jovem de 32, GINO STRUFFALDI, que me deixa um legado sadio na Sociedade Veteranos de 32, após seus seis anos na presidência e a transformação do MMDC em algo que merece respeito de todos nos dias atuais. Tenho certeza que saberei honrar o seu trabalho elogiável na Sociedade, dado o seu espírito calmo, agregador, que enraizou os ideais de 32 nos dias atuais. Soube ele compreender todo o nosso esforço quando criamos os núcleos da Sociedade e, bem mais recente, a COFAM.
Tenho grandes esperanças nos descendentes dos heróis de 32, que estão chegando à Sociedade e se irmanando conosco na COFAM. Breve iremos escolher um presidente para essa Comissão, um embrião do futuro do MMDC, pois teremos de deixar essa organização em mãos de pessoas que possam carregar a bandeira do Ideal do Direito para a frente.
Na composição de minha Diretoria escolhi o jovem médico, doutor RODRIGO GUILHERME VAZZOTTI PEREIRA para o cargo de Diretor da JUVENTUDE. Em pouco tempo já apresentou uma série de idéias que agradaram sobremaneira a presidência e vaticina como um dos futuros pilares da Instituição.
Nosso querido CAPITÃO PM ANISIO DOS SANTOS está conosco há muitos anos. Ajudou sobremaneira a Sociedade, em momentos de penúria, quando chegou a pagar de seu próprio bolso duas faxineiras que ele mandava ao MMDC duas vezes por semana. Hoje é, com reais méritos, o nosso secretário e responde pela tesouraria até surgir o nome de uma pessoa que tenha méritos para assumir esse delicado cargo. Durante anos foi um verdadeiro “calcanhar de Aquiles” da Sociedade.
O Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA é outro baluarte do MMDC. Presidente da Comissão do Resgate da Memória da Revolução Constitucionalista, Presidente do núcleo da LAPA é também o Diretor do Museu “MARIA SOLDADO”, no Colégio SANTO IVO, num sobrado cedido graciosamente pelo professor. Tem feito muito pela Sociedade e trabalhará, como todos nós, pelo sucesso dos 80 anos do Movimento Constitucionalista, o Jubileu de Carvalho de 2012.
MARGARIDA ROSA foi confirmada na Diretoria do Acervo Histórico da Sociedade. Tem verdadeiro carinho pelo acervo dos livros e papéis da Revolução Constitucionalista.
Está sendo indicado o nome da doutora MARIA LÚCIA DE CAMARGO para a Diretoria do Serviço Social. Acredito que ela aceitará o cargo e estará conosco na reunião marcada para 12 de agosto. Ela luta pela constitucionalidade do país há muitos anos.
A Diretoria Jurídica está há anos nas mãos do doutor CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, um dos fundadores do núcleo de GUARULHOS. Esse núcleo foi fundado juntamente com JANAÍNA EXPÓSITO PINTO, primeira presidente desse braço da Sociedade naquele município. Devo muito ao doutor ROMAGNOLI na resolução de problemas judiciais emperrados na Sociedade.
Mas nada poderemos realizar sem a colaboração efetiva e afetiva dos nossos associados. Graças a Deus o MMDC tem gente muito boa no seu quadro e isso nos dá ânimo para continuar avante.
Menção especial devo fazer à nossa querida Polícia Militar, herdeira da Força Pública que em 1932 fez a Revolução. Sem a Força Pública não teria havido aquela revolução e sem a Polícia Militar não teremos a nossa Sociedade. Centenas de oficiais e praças se dedicam aos grandes eventos do nosso calendário estatutário, como o 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro. Mas os núcleos que estão surgindo em diversas regiões da cidade de São Paulo e do próprio Estado deve-se à PMESP. Meu preito de gratidão ao Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que nos tem ajudado sobremaneira. Vários núcleos estão sendo presididos por majores, capitães e tenentes, dando um apoio extraordinário ao nosso trabalho.
Sem desmerecer os demais coronéis, meu singelo reconhecimento ao CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, presidente de uma Assembléia Geral tumultuada por pessoas que não queriam as necessárias modificações estatutárias por força do novo Código Civil em dezembro de 2004. Vale dizer que naquela época, por várias razões, a Sociedade estava em vias de fechar as portas. Em 2005, o JAIRO assume a presidência do Conselho Deliberativo da nova Sociedade e continua conosco na gestão 2011-2012. Ao seu lado, no Conselho Fiscal, está a pessoa certa do doutor FERNANDO LOPES DAVID, um dos mentores dos nossos acertos financeiros.
Nossas metas principais para o biênio 2011-2012: honrar os heróis que já passaram pelo MMDC, como o nosso querido GINO STRUFFALDI, nosso presidente de honra; lutar pelo brilhantismo do JUBILEU DE CARVALHO do Movimento Constitucionalista em 2012; participar ativamente da campanha de revalorização da Pensão Especial de nossas viúvas de combatentes, que ganham uma miséria de R$450,00; a implementação da COFAM, o futuro da Sociedade; a luta pelo “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA A SEMPRE” e, principalmente pela UNIÃO DE TODOS QUE AMAM O MMDC.      

Recebo o seguinte e-mail do MAJOR PM WALDEMAR, uma triste realidade:
Senhores, bom dia ( se for possível , após mais esta bordoada, do Ministério da Defesa ).
Para tudo há uma definição, então por favor me ajudem a definir :
a )  Como nos permitirmos sermos roubados, descaradamente (impostos), e embora conscientes que este dinheiro está indo para corrupção total, para pagamentos de vultuosas indenizações com finalidades puramente ideológicas, cientes que com este dinheiro, milhares de vidas seriam salvas nas estradas, nos atendimentos de saúde, no saneamento básico, da fome.
b ) Como permitimos que a mentira tenha sobreposto a verdade, por tanto tempo, e que basta apenas o uso dela para tudo justificar, se apagar, e no outro dia tudo continua, normal, como se nada tivesse acontecido.
c ) Como permitimos a criação de Leis e mais Leis aprovadas em profusão, para beneficiar os mais torpes atos, passados e futuros,  pelos safados , figurinhas carimbadas e de a longa data impunes.
d ) Como as Forças Armadas suportam a longo tempo a humilhação imposta,  vexatória, em seus soldos, suas autoridades, sua independência. Este caso de agora, Celso Amorim, deveria ter sido a gota dagua. Em uma comparação , imaginem os senhores se nosso Estado fosse comandando pelo P.T. e colocassem como Comandante de nossa Polícia Militar, José Genoino.
e ) Como fica o nome de um Castelo Branco, Médici, Mourão Filho, e outros que no mínimo deveriam ser honrados. Como estará nosso Presidente Figueiredo, lá em cima, vendo a caca que fez, a nos deixar esta "democracia" que aí está. Qualquer de seus cavalos teria feito melhor, pois estes nada fariam, o que seria ótimo.
f )  Definam por favor, qual o critério para ter Celso Amorim e Genoino recebendo continências de nossos mais altos comandantes e pela lógica ditando ordens.
Então é isso, se tudo tem uma explicação, esperamos alguém que nos indique o próximo lance, de nosso, lado ou o deles. A partida não está empatada, estamos perdendo de goleada, na ideologia, na inversão de valores, para a decadência da moral e família.
A água podre já bateu a longo tempo em nossa bunda, já está pelo pescoço.
"É melhor morrer de pé que viver ajoelhado" Avisa isto para os senhores Generais, Brigadeiros, Almirantes e todos os homens de bem deste País.
Que a atitude não demore, pois a cada dia, famílias se acabam, irmãos morrem e os impunes continuam sorrindo, e enriquecendo.
É triste, chover no molhado, mas pelo menos alivia um pouco. Meu abraço.

Converso com dona DINORAH e com o GINO nesta noite, por telefone. Ele retornará na segunda-feira, amanhã, ao tratamento com radioterapia no A.C. CAMARGO. Conversa bem conosco, mas a doença tolhe suas atividades. Não pode participar dos eventos por enquanto. Falo a ele do espetacular número de julho do jornal eletrônico. Ainda não pode ver essa edição. Entende bem a sua situação e acatará todas as prescrições que a equipe médica que lhe trata recomendar. 

Boa noite caro amigo e Presidente da Sociedade Veteranos de 32 -MMDC, Salve!
Primeiramente quero parabenizá-lo pela assunção da presidência desta gloriosa entidade, cujos destinos, agora, estão em boas mãos. Auguramos uma feliz e ótima gestão, e que Deus te cubra de bençãos.
Grato pela remessa desta Edição do Jornal 32 em Movimento, que por sinal lí de ponta a ponta. Parabéns também pelo discurso de posse que bem retrata a figura do ínclito Oficial e amigo, colega do CSP/87. Eu guardei esta Edição em meus arquivos como lembrança do querido amigo.
Receba um forte e fraternal abraço do amigo...
Alencar/Kleber Danubio

O CORINTHIANS foi melhor e dominou boa parte da partida, mas pecou muito nas finalizações e não saiu do empate por 1 a 1 com o ATLÉTICO-PR, hoje, em CURITIBA. O resultado garantiu a liderança do BRASILEIRÃO ao FLAMENGO, mas os paulistas, com um jogo a menos, podem retomá-la na quarta-feira, dia 10, em jogo adiado da quinta rodada, contra o SANTOS.
Depois de três derrotas seguidas, não fazia tanta diferença assim se o futebol seria exuberante. O que importava para o SANTOS era vencer. O risco do inimaginável rebaixamento ainda não está afastado de vez. Isso apenas virá com a seqüência de bons resultados. Derrotar o CEARÁ com o magro 1 a 0, no PACAEMBU, foi só o começo.
O SÃO PAULO jogou hoje fora de casa contra o AVAÍ, mas o meia CÍCERO fez o milagre digno de santo e transformou o Estádio da RESSACADA, em FLORIANÓPOLIS, em uma extensão do CÍCERO POMPEU DE TOLEDO, popularmente conhecido como MORUMBI. Com dois gols do meia, o TRICOLOR derrotou o rival catarinense, de virada, por 2 a 1. Com o resultado, além de se vingar pela eliminação para o AVAÍ nas quartas de final da COPA DO BRASIL, o SÃO PAULO chegou a 31 pontos e ficou na cola de FLAMENGO e CORINTHIANS, que estão com 33 e 32, respectivamente.
Uma dupla de gringos parou a escalada do VASCO no Campeonato Brasileiro. O uruguaio LOCO ABREU e o argentino HERRERA foram responsáveis pela goleada do BOTAFOGO sobre o VASCO: 4 a 0.
O AMÉRICA MINEIRO mergulhou o FLUMINENSE na crise. O lanterna goleou o TRICOLOR por 3 a 0, com direito a perda de pênalti do atacante RAFAEL MOURA para os cariocas. Em outros jogos, o INTERNACIONAL passou pelo CRUZEIRO por 3 a 2 no BEIRA-RIO. O BAHIA bateu o ATLÉTICO-GO (2 A 1).

THIAGO CAMILO entrou para o seleto grupo de milionários da STOCK CAR. Hoje, no Autódromo de INTERLAGOS, em SÃO PAULO, ele faturou a terceira edição da prova, que dá um milhão de reais ao vencedor. Apesar de dizer antes da disputa que utilizaria o dinheiro na construção de uma casa, o piloto mudou de idéia depois de cruzar a linha de chegada e bancou o muquirana. “Antes de ganhar a gente fala que vai fazer isso, fazer aquilo...Mas a verdade é que agora a gente acaba fechando a mão. Meu objetivo é o título, quero começar bem o playoff e buscar esse campeonato”, disse CAMILO, que lidera a classificação geral com 122 pontos. A segunda colocação ficou com DANIEL SERRA e MAX WILSON foi o terceiro. Convidado pela organização da categoria, o campeão da Fórmula 1 de 1997, JACQUES VILLENEUVE, teve uma atuação discreta, largou do 27º posto e concluiu em 18º. As outras edições da Corrida do Milhão da STOCK CAR tiveram VALDENO BRITO e RICARDO MAURÍCIO no alto do pódio.

O neozelandês SCOTT DIXON da equipe GANASSI, não deu chance para os adversários e ganhou hoje em MID-OHIO a 11ª etapa da Fórmula INDY em 2011. Este foi o primeiro triunfo dele no ano – DIXON havia vencido também neste circuito em 2007 e 2009. O líder da competição DARIO FRANCHITTI conquistou a segunda posição. TONY KANAAN, da LOTUS KV, foi o brasileiro mais bem colocado com o quinto lugar. 

Mesmo com dores na coxa, a campeã olímpica MAURREN MAGGI faturou  a medalha de ouro no salto em distância do TROFÉU BRASIL, hoje, no ÍCARO DE CASTRO MELO, no IBIRAPUERA. Em preparação para o MUNDIAL DE DAEGU, que será realizado no fim deste mês na COREIA DO SUL, a atleta do SÃO PAULO registrou a marca de 6,74 metros. 

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) condenou, em nota, a agressão sofrida pelo jornalista RODRIGO RANGEL, editor da sucursal da revista “VEJA”, em BRASÍLIA. RANGEL teria sido ameaçado e agredido a joelhadas pelo lobista JÚLIO FRÓES durante uma entrevista em um restaurante. “Diante deste ato injustificado de violência contra um profissional no exercício da profissão, a ANJ espera que as autoridades tomem as devidas providências, apurando este caso de agressão e cerceamento ao livre exercício do jornalismo, praticado por quem se dizia falar em nome de um ministro de Estado”.

Única indicação pessoal do vice MICHEL TEMER, WÁGNER ROSSI balança como ministro da Agricultura depois da queda do secretário-executivo da pasta, MILTON ORTOLAN. O número 2 do ministério aparece em reportagem da revista “VEJA” como suspeito de favorecer lobistas em contratos com o governo. Além das denúncias de corrupção, ROSSI tem contra si ainda a queda de braço entre o padrinho, TEMER, e a presidente DILMA ROUSSEFF. A crise entre ambos começou durante a votação do Código Florestal, quando o então ministro da Casa Civil, ANTONIO PALOCCI, ameaçou cortar cargos do PMDB caso o partido não votasse com o governo. E ganhou corpo há duas semanas, quando o irmão do senador ROMERO JUCÁ, OSCAR JUCÁ, lançou acusações depois de demitido da Companhia Nacional de Abastecimento. “Só tem ladrão ali dentro”, disse. Nesta semana, além da “VEJA”, reportagem da “FOLHA DE SÃO PAULO” mapeia o loteamento de cargos na Agricultura entre chefes do PMDB. Os partidários de TEMER tendem a ser os próximos alvos da faxina ministerial promovida por DILMA. 

FRANCESCO QUINN, filho do ator ANTHONY QUINN, morreu perto de sua casa, em MALIBU, na CALIFÓRNIA (EUA). Ele estava correndo na rua com o filho, MAX, quando sofreu um colapso. FRANCESCO tinha 48 anos e era conhecido pela semelhança com o pai. Ele também trabalhou como ator, participando de séries de TV como “THE YOUNG AND THE RESTLESS” e “ER”.

Sete pessoas, incluindo um menino de 11 anos, morreram em um tiroteio hoje, quando uma briga doméstica se espalhou pelas ruas de COPLEY TOWNSHIP, em OHIO, comunidade de classe média alta. Um homem inicialmente atirou e matou cinco pessoas, posteriormente assassinando mais duas em outro lugar antes que a polícia o encontrasse e o matasse. Um sobrevivente foi levado para um hospital. O trabalhador de um posto de gasolina nas proximidades disse que a sobrinha de uma cliente morava na casa onde o tiroteio ocorreu. “Ela não sabe se (a sobrinha está) viva ou morta”, disse.  

Na véspera da chegada de uma missão enviada por BRASIL, ÁFRICA DO SUL e ÍNDIA a DAMASCO para debater uma saída pacífica para o governo de BASHAR AL-ASSAD, tropas e tanques sírios abriram fogo para sufocar um protesto na cidade de DEIR AL-ZOR, de 500 mil habitantes, no leste do país. Pelo menos 55 pessoas morreram e centenas fugiram, segundo moradores da região, uma das maiores produtoras de petróleo e gás do país. O ataque a DEIR AL-ZOR, a quinta maior cidade do país, ocorreu exatamente uma semana depois da investida contra HAMA, também uma importante região petrolífera Síria. Os moradores de DEIR AL-ZOR promoveram nos últimos dias grandes manifestações contra o governo, mas o Exército até então havia se limitado a cercá-las. Um viajante disse ter visto pelo menos 150 tanques e 200 caminhonetes adaptadas com armas em volta da cidade.

A morte de um homem negro de 29 anos pela polícia provocou protestos, saques e incêndios na madrugada de hoje em TOTTENHAM, ao norte de LONDRES. Ao menos 26 policiais ficaram feridos e 48 pessoas foram presas. Durante o dia, o clima ainda era de tensão no subúrbio da capital britânica, onde vivem imigrantes negros da ÁFRICA e do CARIBE. Entre 300 e 500 pessoas se reuniram no final da noite de sábado em frente à delegacia de TOTTENHAM para protestar contra a morte de MARK DUGGAN, de 29 anos, ocorrida na quinta-feira, dia 4 de agosto. Ele estava em um táxi quando uma patrulha da SCOTLAND YARD, a polícia londrina, que conduzia uma operação contra crimes relacionados ao tráfico de drogas, parou o veículo e abriu fogo. Há relatos de que ele teria atirado em um policial. A violência começou quando a policia reagiu a uma pedra arremessada por uma adolescente. Os manifestantes tentaram invadir a delegacia, e atacaram uma barreira policial com bombas incendiárias, pedras, garrafas, e pedaços de pau. Um ônibus de dois andares e dois carros da polícia, além de um prédio foram incendiados. Os manifestantes também saquearam uma loja de produtos eletrônicos. A tropa de choque foi enviada e policiais a cavalo tentaram dispersar os revoltosos com o apoio de um helicóptero. Bombeiros combateram os incêndios. Somente hoje pela manhã é que a situação se acalmou. Nas ruas, restaram carcaças de carros, detritos e fumaça. 

2 012     :      -     TERÇA-FEIRA
Antes das 10 horas saio de casa com o intuito de ir até à Câmara Municipal de SÃO PAULO para assistir o hasteamento das bandeiras, por volta das 11:30 horas. Mas, na MARGINAL TIETÊ, um trânsito anormal faz com que o ônibus em que eu estava somente chegasse na estação do metrô TIETÊ quase no horário em que deveria começar a solenidade na Câmara. Com isso, perco essa solenidade. Por outro lado, chego cedo à Sociedade. MARINEI está em companhia do WANDER. Fico sabendo que faleceu no dia 27 de julho EGISTO DOMENICALI. Esse senhor tornou-se nosso conhecido no 9 de julho de 2010, na Assembléia Legislativa, onde foi homenageado. Mais tarde mantenho um contato telefônico com a residência de seu filho EDUARDO. EGISTO faleceu na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no Hospital Central.
Por volta das 14:30 horas recebo a visita da arquiteta HELENA AYOUB, encarregada de fazer o restauro do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Ela vem saber particularidades sobre o Obelisco do IBIRAPUERA e lhe passo todo o histórico do Monumento Mausoléu. Atendo outras pessoas nesta tarde e fico no MMDC até às 18 horas. Como irei ao evento “A FACULDADE DE DIREITO E A REVOLUÇÃO DE 32”, passo o tempo mantendo contato com familiares de veteranos, convidando-os para a reunião da COFAM, marcada para o dia 18 de agosto, terceiro sábado do mês, no interior do Monumento Mausoléu. 
Vamos encontrar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco várias pessoas conhecidas: MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, CÁRBIA BOURROUL, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MARGARIDA ROSA, MARKUS RUNK, CAMILA GIUDICE, AMADO RÚBIO, HELIODORO, IVETE SENISE, LYGIA FAGUNDES TELLES, PAULO BOMFIM, LUIZ GONZAGA BERTELLI, ANTÔNIO PENTEADO DE MENDONÇA, FLÁVIO FLORES DA CUNHA BIERRENBAK, SAMUEL RODRIGUES BARBOSA, JOSÉ CARLOS MADIA DE SOUZA e outras pessoas.
A abertura dos trabalhos é realizada pelo Diretor da Faculdade de Direito, Professor ANTÔNIO MAGALHÃES GOMES FILHO. Nosso poeta PAULO BOMFIM declama OS JOVENS DE 32, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE declama a “PRESENÇA DOS QUE PARTIRAM”. A escritora LYGIA FAGUNDES TELLES fala de maneira simples, lembrando de fatos de sua mocidade, com bastante humor, encantando os presentes. Lembra seu pai DURVAL DE AZEVEDO FAGUNDES e de sua mãe MARIA DO ROSÁRIO AZEVEDO FAGUNDES. Fala da organização de Assistência aos órfãos, viúvas e mutilados da revolução. Tudo isso tem um sentido profundo de saudosismo.
LUIZ GONZAGA BERTELLI, Presidente da Academia Paulista de História e ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA Presidente da Academia Paulista de Letras, são os conferencistas desta noite. O primeiro se atém mais à história enquanto que MENDONÇA traz os erros bíblicos, da ILIADA, da Abolição da Escravatura e que os episódios de 30 e 32 foram eivados de erros. Em suma quer dizer que o Movimento Constitucionalista de 32 foi um grande erro. Cita muitos outros enganos cometidos pelos comandantes da época, principalmente do GENERAL BERTOLDO KLINGER e do CORONEL EUCLYDES FIGUEIREDO. Sua palestra é um tanto quanto pesada.
Passa um cript sobre a Revolução de 32 e o doutor SAMUEL RODRIGUES BARBOSA faz um breve relato sobre o Painel “80 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 32”, cuja abertura da exposição acontece na SALA VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO.
Passamos momentos de alto cunho cívico e apenas não permaneço mais tempo no local porque já se faz tarde e SÃO PAULO à noite é intransitável. O LARGO DE SÃO FRANCISCO está tomado pelos drogados. Causa pavor as cenas noturnas que lá acontecem. Ser assaltado é a coisa mais banal no centro da cidade nos dias atuais. AMADO RÚBIO acompanha-me até as imediações da Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde retorno para buscar a minha mala. Vou chegar em casa já passando das 22 horas.    

Policiais federais paralisaram as atividades hoje em todo o país. A categoria reivindica aumento salarial, melhores condições de trabalho, contratação de novos policiais, além da saída do diretor-geral, LEANDRO DAIELLO COIMBRA. Em SÃO PAULO, os agentes de segurança entregaram armas e distintivos. No RIO, houve operação padrão nos portos e aeroportos.  


Dez policiais militares e três policiais civis foram presos na madrugada em uma operação do GAECO e das corregedorias da PM e da Polícia Civil. Os presos são suspeitos de integrar a quadrilha que dominava o jogo de azar em três cidades da BAIXADA SANTISTA. A máfia dos caça-níqueis e bingos era liderada, segundo o Ministério Público, por CARLOS MIGUEL CORREIA VIEIRA. Era para ele que os policiais trabalhavam, aponta a investigação. Os policiais militares presos são: ANDRÉ ARAÚJO PATROCÍNIO, MARCOS PAULO LOWE, JOSÉ CARLOS DE SOUZA CEDRO, EDINALDO JOSÉ DA SILVA, ADONIS GONÇALVES DE ANDRADE, FÁBIO LUIZ DOS SANTOS, FLÁVIO RODRIGO SANTOS DE JESUS, SÍLVIO GABINE e HÉLVIO LUIZ RODRIGUES, este último estava na reserva da corporação. Todos atuavam como segurança dos bingos e das máquinas, instaladas em bares e padarias da PRAIA GRANDE, SÃO VICENTE e SANTOS. Aos policiais civis, todos de SÃO VICENTE, a quadrilha pagava propina quinzenal para que o jogo ilegal não fosse investigado. Os presos são: AGOSTINHO PEREIRA, chefe dos investigadores do DP sede da cidade, OTÁVIO FRANCISCO DANTAS DELGADO, chefe dos investigadores do 1º DP e MÁRCIO DA SILVA DE ALMEIDA, chefe dos escrivães do 2º DP. FABIANO SALVADOR MIRA MARQUES, chefe dos investigadores do 2º DP, está foragido.

Os policiais militares CARLOS ALBERTO CORREA, de 36 anos, e SEBASTIÃO APARECIDO DE SOUZA, de 35, foram presos em flagrante pelo DHPP sob suspeita de executarem um homem que estava sendo perseguido ontem à tarde. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública, ALEX DOS SANTOS MEIRA, de 32 anos, foi baleado na cabeça, pelas costas, em uma suposta troca de tiros. Segundo a versão do CABO PM CORREA e do PM SOUZA, ALEX estava com IGOR PAIN MACIEL, de 18 anos, e ALEXANDRE SILVA DE OLIVEIRA, de 25, dentro de um FOX roubado. A perseguição terminou na Rua GONÇALVES DIAS, PARI, quando os suspeitos bateram o carro. Quando a Polícia Civil chegou ao local, encontrou ALEX ferido em meio às ferragens. Os dois comparsas dele, reconhecidos como autores do roubo pelo proprietário do FOX, foram presos. Motivou a prisão dos policiais militares o fato de nenhuma arma ter sido encontrada com os suspeitos do assalto. Eles tinham apenas uma faca, informação confirmada pela vítima do roubo. Em depoimento, os PMs afirmaram ter “ouvido barulho semelhante a tiros” e o vidro do carro onde os suspeitos estavam estourou, indicando que eles atiraram de dentro para fora. Os peritos descartam a hipótese e acreditam que o vidro quebrou com o tiro disparado pelos PMs. ALEX era foragido e tinha passagem por roubo, corrupção de menores, furto e lesão corporal.    

O bailarino RICHARD CRAGUN, de 67 anos, morreu hoje, após sofrer uma convulsão em decorrência de complicações pulmonares. Ele estava internado no Hospital RIO LARANJEIRAS, na zona sul do RIO DE JANEIRO. Nascido em 5 de outubro de 1944, em SACRAMENTO, na CALIFORNIA (EUA), RICHARD CRAGUN recebeu cedo o chamado dos palcos. Aos 6 anos, fascinado por GENE KELLY e FRED ASTAIRE, iniciou seus estudos de sapateado. Mais tarde, enveredou pelo balé, acrobacia e canto, determinado a se tornar um artista completo. Sonhava em brilhar no cinema de HOLLYWOOD ou nos palcos da BROADWAY. Paralelamente à dança, estudou artes plásticas e se expressou em telas e em mais de 500 cartuns, em que revelava traços de sua sexualidade e de seu “humor negro”. “O meu impulso é para exagerar. Eu tenho de me controlar para só usá-lo no momento certo, como no espetáculo”, disse, em 2010. Em seu período de formação, CRAGUN freqüentou a BANFF SCHOOL OF FINE ARTS, no CANADÁ, e a ROYAL BALLET SCHOOL, em LONDRES. Em 1962, entrou para o STUTTGART BALLET, na ALEMANHA, onde desenvolveu uma brilhante trajetória e uma parceria de 36 anos com a brasileira MÁRCIA HAYDÉE, com quem manteve um relacionamento amoroso por 16 anos. Quando chegou ao STUTTGART, CRAGUN tinha 17 anos e ficou deslumbrado com a presença cênica de MÁRCIA, que, aos 25 anos, já era a primeira bailarina da companhia. Em janeiro de 1965, a parceria oficial entre os dois se iniciava em “ROMEU E JULIETA”. Da estréia até 1998, eles estiveram juntos em mais de 400 apresentações. O momento mais marcante foi em 1969, em NOVA YORK, com “A MEGERA DOMADA”. “Dançamos por 36 anos e continuamos amigos até o fim. Perdemos um dos nossos grandes, um artista completo, que tinha o seu coração na dança. Ele tinha físico, beleza masculina, técnica e versatilidade que lhe permitiram fazer de tudo, do clássico ao moderno”, afirmou MÁRCIA. CRAGUN se mudou para o BRASIL em 1991. Aqui, assumiu o balé do TEATRO MUNICIPAL e implantou a companhia DeAnima. Em 2005, foi internado com uma complicação pulmonar, sofreu uma convulsão e teve diagnosticado um derrame cerebral. Ficou dois meses em coma e teve septicemia. Atualmente, CRAGUN estava casado com a ex-bailarina e professora de dança ROSALIA VERLANGIERI.

Com muito mais gols do que futebol, a Seleção Brasileira conseguiu o que queria em MANCHESTER: derrotou a COREIA DO SUL e se classificou para a terceira final de Jogos Olímpicos de sua história. Os 3 a 0 sobre os asiáticos, resultado que não conta com exatidão a história do jogo, deram ao BRASIL o direito de enfrentar o MÉXICO em LONDRES, no próximo sábado, dia 11, na luta por ser primeiro ouro.

Em uma partida mais tranqüila do que a disputa das quartas-de-final, os brasileiros ALISON e EMANUEL bateram PLAVINS e SMEDINS, da LETÔNIA, por 2 sets a 0 e carimbaram o passaporte para a decisão do vôlei de praia. Vão disputar a medalha de ouro contra os alemães JULIUS BRINK e JONAS RECKERMANN, que bateram os holandeses REINDER NUMMERDOR e RICH SCHUIL também por 2 a 0. Favoritas a ficar com a medalha de ouro, JULIANA e LARISSA terão de se contentar com a disputa do bronze. Elas foram surpreendidas pelas norte-americanas JENNIFER KESSY e APRIL ROSS, com o marcador de 2 a 1. Vão encarar as chinesas ZHANG XI e XUE CHEN, que ficaram com o terceiro lugar nos Jogos de PEQUIM.


O presidente da SÍRIA, BASHAR ASSAD, afirmou hoje que está decidido a arrasar a rebelião contra seu regime ao receber apoio de seu aliado iraniano, em sua primeira aparição na TV pública desde 22 de julho. “O povo sírio e seu governo estão decididos a purgar o país de terroristas e combatê-los sem descanso”, declarou ASSAD durante encontro com SAID JALILI, emissário do IRÃ.

O EGITO começou a fechar hoje a rede de túneis que dá acesso à FAIXA DE GAZA, dois dias depois de um ataque atribuído em parte a militantes palestinos, que matou 16 agentes de fronteira egípcios. Uma multidão indignada participou do funeral militar dos guardas no CAIRO. O governo disse que os pistoleiros foram de GAZA ao EGITO pelos túneis.

O vulcão TONGARIRO despertou ontem, na NOVA ZELÂNDIA, com uma erupção que lançou rochas e espalhou cinzas acima dos seis mil metros. Ele estava adormecido havia pelo menos 115 anos e entrou em erupção por volta das 23:50 horas. As cinzas cobriram campos agrícolas. Moradores de regiões próximas tiveram de manter as casas com janelas e portas fechadas para evitar a nuvem de pó.

Dezenove pessoas morreram em um ataque contra uma igreja pentecostal na localidade de OKENE, na região central da NIGÉRIA. Os responsáveis pelo ataque chegaram de ônibus à igreja, que fica no Estado de KOGI, enquanto os fiéis assistiam a um estudo da BÍBLIA. Uma testemunha disse que cerca de dez atiradores bloquearam as saídas da igreja antes de atirarem nas pessoas que ficaram presas.    


2 013      :       -     QUARTA-FEIRA
Atos do Governador
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
Decreto de 6-8-2013
Designando, nos termos dos arts. 1º e 3º, § 2º, 1, alínea "a" do Dec. 59.220-2013, o abaixo indicado, Delegado de Polícia de Classe Especial, Padrão IV, para exercer a função de Delegado de Polícia Diretor de Departamento, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública:
Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 10 - Araçatuba: José Aparecido Sanches Severo, RG 8.343.765, ficando em consequência cessados os efeitos do ato que o designou para exercer a função de Delegado Seccional de Polícia I da Delegacia Seccional de Polícia de Registro e o "pro labore" correspondente.
POLÍCIA MILITAR
Decreto de 6-8-2013
Transferindo, por conveniência do serviço, o Cel PM 790540-8 César Augusto Luciano Franco Morelli, do CPChq, para a APMPMSP, passando à condição de adido ao EM/E; o Cel PM 822295-9 Carlos Celso Castelo Branco Savioli, do CPI-6, para o CPChq; o Cel PM 830555-2 Ricardo Ferreira de Jesus, do CPC, para o CPI-6 e o Cel PM 830571-4 Carlos Eduardo Falconi, da APMPMSP, para o CPC.

ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO POLICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ofício nº 014-Pres/2013
Ilmº Sr Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Venho por meio deste, comunicar a Vossa Senhoria que a Diretoria Executiva da Associação para Valorização do Policial do Estado de São Paulo, após proposta do Conselho da Medalha, resolve outorgar-lhe a “MEDALHA CIDADÃO POLICIAL”, de acordo com as disposições estatutárias dessa associação e as disposições previstas no regulamento da medalha.
A MEDALHA CIDADÃO POLICIAL, é instituída pela Associação para Valorização do Policial do Estado de São Paulo – (AVPESP), e tem por objetivos homenagear a todos os policiais, personalidades brasileiras ou estrangeiras, bem como instituições que tenham colaborado para a valorização do nosso Policial e que tenham se tornadas dignas de tal distinção perante nossa sociedade.
Desta forma, materializa-se essa justa homenagem a você cidadão, que em gesto espontâneo contribui diariamente com o seu trabalho para fortalecer a nossa sociedade, tornando-a mais justa e fortalecendo os laços sociais. É, portanto uma honraria definitiva, pois ficará eternizada a gratidão e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da sociedade paulistana.
A imposição da medalha será realizada no dia 7 de agosto do corrente ano, às 20 horas, no Plenário FRANCO MONTORO da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Respeitosamente,
CLEUSA BADANAI
Presidente da AVPESP

Passo a tarde toda na Sociedade, pois tenho um compromisso nesta noite. MARINEI continua a receber adesões de associados interessados na entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, no dia 1º de outubro. O número de 32 condecorações irá se completar facilmente. Chegam dois orçamentos para a reforma da sede do MMDC. São encaminhadas para o vereador TONINHO PAIVA. Dificilmente iremos realizar essa reforma, pois os orçamentos atingem quase 200 mil reais. Por volta das 18:30 horas chega o SARGENTO PM CLEMENTE. Ele irá comigo e com o GEORGE TRAJANO à Assembléia. O CLEMENTE foi transferido do CPA/M-1 para o Serviço de Subsistência, recentemente. Estranha a vida pacata do novo serviço, acostumado com as correrias da área centro. O SARGENTO GEORGE mantém um contato, via celular, dizendo que está num trânsito ruim na Marginal TIETÊ.
O SARGENTO GEORGE TRAJANO vem nos buscar na Sociedade. Vamos para a Assembléia Legislativa. Muita gente se faz presente, por volta das 20 horas, aguardando liberação do Auditório FRANCO MONTORO. Somos recepcionados pela CLEUSA BADANAI, presidente da AVPESP. Vamos conversar com o deputado estadual CORONEL PM ÉDSON FERRARINI, com o CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco sobre a idéia da Turma de Aspirantes de 1963 em reunir os nossos colegas que receberam a Espada em 7 de setembro de 1963, numa data após o DIA DA PÁTRIA. O MAURÍCIO já tinha essa idéia e determinou ao TENENTE-CORONEL PM ARI em manter contato com os oficiais que irão completar 50 anos de aspirantado. Cumprimentamos um dos ícones da velha guarda, o SUBTENENTE PM JESOFATO VERNIN, com 85 anos de idade. Chega o Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA. Os vereadores CORONÉIS ÁLVARO BATISTA CAMILO e ADRIANO LOPES TELHADA também estão presentes nesse evento que vai anunciar a criação da ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO POLICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – AVPESP – idéia de CLEUSA BADANAI. Comparece o GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO e, quase às 21 horas, vai ter início a sessão solene do anúncio da fundação da AVPESP e a entrega das condecorações. O Deputado CORONEL PM ÉDSON FERRARINI vai abrir a sessão, tendo ao seu lado o GENERAL ADHEMAR, os Vereadores CORONÉIS PM CAMILO e TELHADA, a Presidente da AVPESP, CLEUSA BADANAI, o CORONEL PM MAURÍCIO, o TENENTE-CORONEL PM BEN HUR e o CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA. Cantamos o HINO NACIONAL e depois vão ser entregues a MEDALHA CIDADÃO POLICIAL.
Autoridades Militares:
 1-GENERAL ADHEMAR DA COSTA
2- CMT APMBB CELPM  JOSÉ MAURICIO WESISSHAUPT PÉREZ
3- CELPM MÁRIO FONSECA VENTURA
4- CELPM DANILO ANTÃO FERNANDES
5 - TENCELPM BEN HUR ARAÚJO JUNQUEIRA
6- TENCELPM WAGNER RODRIGUES
7- MAJPM FELICIO FUMIAK KAMIYAMA
8 -MAJPM JOSÉ ROBERTO ROSAS JÚNIOR
9- MAJPM WANDERELEY BARBOSA FILHO
10- CAPPM ALDRIN SANTOS CÓRPAS
11- CAPPM AIRTON VANZELLI
12- CAPPM LAWRENCE SALES
13- CAPPMGIAMPAOLO DONATO GIANQUINTO
14- CAPPM GESOFATO VERNIN
15 -1°SGTEX GEORGE TRAJANO
16  -SGTPM MARCELO CLEMENTE
17–SGTPM ÉLCIO INOCENTE
18-1ºSGTPM ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA
19 -2° SGTPM CARLA MARIA DE SOUZA
20  -3° SGTPPM MIRIAM MERGULHÃO GOUVEIA
21  - CBPM FÁBIO WAGNER SANTANA
22-  CBPM AURELIO MARCOS DOS SANTOS
23- SDPM DANIELLA PRADO
24-  SDPM CINTIA ALEXANDRINA CORREA ALMEIDA
Autoridades Parlamentares
1 – DEPUTADO ESTADUAL CEL EDSON FERRARINI
2-VEREADOR CELPM ÁLAVARO BATISTA CAMILO
3 -VEREADOR CELPM PAULO LUICNDA L.TELHADA
4-VEREADOR ANTONIO CARLOS MBANHA JOAQUIM(CIDADE DE SANTOS)
5-VEREADOR LUCIANO CHINA(GUARUJÁ)
6-PREFEITO DA CIDADE DE SÃO VICENTE LUIZ CLAUDIO BILI
1-RAFAEL MARCONDES D’ANGELO
2-GUILHERME MARCONDES D’ANGELO
3-FRANCISCO GLEUDSON COSTA
4-RUBENS LOURENÇO DO VALE
5- PEDRO ALVES PEREIRA
6 – AMABEV ASSOCIAÇÂO DE MORADORES DO ALTO DA BELA VISTA
1-DRA OSSANA CHEMMEMIAM
2-DR.MATHEUS STARCK DE MORÃES
3- LAURO MALHEIROS NETO (EX.SECERETÁRIO ADJUNTO DA SECRETÁRIA
DE SEGURANÇA PÚBLICA GOV.SERRA)
4-  JORNALISTA MILTON GEORGE THAME
5-PROFESSOE ADILSON CEZAR
6-EDUARDO ALVES DOS REIS
7-ORLANDO DE ALMEIDA FOGAÇA FILHO
8-DR.ANTONIO BASILE
TOTAL AGRACIADOS:44


DIPLOMA
MEDALHA CIDADÃO POLICIAL
A Associação para Valorização Policial do Estado de São Paulo – AVPESP, outorga a MEDALHA CIDADÃO POLICIAL ao
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
em conformidade com o estatuto desta Associação e pelo valoroso serviço em prol da sociedade paulistana.
SÃO PAULO, SP, 7 DE AGOSTO DE 2013-08-08
CLEUSA BADANAI
Presidente da AVPESP
CLEUSA BADANAI conta-me que a sede da AVPESP está funcionando, precariamente em sua casa. Ofereço-lhe a sede do MMDC para se fazer uma parceria e ela aceita e anuncia no seu discurso. O deputado estadual ÉDSON FERRARINI e o GENERAL ADHEMAR tecem considerações sobre a nova Associação. Uma das pessoas condecoradas nesta noite é o jonalista MILTON GEORGE THAME, do JORNAL DO BRÁS. Ele trabalhou conosco no Comando de Policiamento da Capital, nos anos 1973/74/75, quando era sargento, no tempo dos Coronéis NELSON TRANCHESI e HELIO GUAICURU DE CARVALHO. Lembramos essa época que já vai bem longe. Ficamos para o coquetel, mas começo a me preocupar com o horário. São 22:30 horas quando deixamos a Assembléia Legislativa.
O SARGENTO GEORGE TRAJANO faz a gentileza de me conduzir até GUARULHOS. O CLEMENTE faz companhia. Estamos planejando várias atividades para o mês de agosto. Uma delas é a entrega do COLAR DA VITÓRIA em 29 de agosto, na sede da Sociedade. Hoje, quando o GEORGE chegou ao MMDC, já deixou as caixas com os colares que já têm seus destinatários. O GEORGE combina comigo a ida para SOROCABA, no dia 12 de agosto, segunda-feira, quando o Professor ADILSON CÉZAR irá proporcionar a cerimônia do DIA DO ALVARENGA no IHGGS.   

Protesto da torcida, presidente xingado e ônibus recebido com latas de cerveja. O SANTOS vivia o inferno, enquanto o CORINTHIANS, com duas vitórias seguidas e colando no G-4, estava perto do céu. No jogo, porém, nem o céu nem o inferno. E só 1 a 1 no placar.
Pivô da discussão entre ROGÉRIO CENI e o ex-treinador NEY FRANCO, GANSO brilhou no segundo tempo da partida de hoje com o KASHIMA ANTLERS. No entanto, apesar da boa atuação do Maestro, o SÃO PAULO perdeu por 3 a 2 e ficou sem o título da COPA SURUGA.

Campeão de WIMBLEDON, o britânico ANDY MURRAY estreou bem no MASTERS 1000 DE MONTREAL, no CANADÁ. Hoje, ele derrotou o espanhol MARCEL GRANOLLERS, por 2 sets a 0. Nas oitavas de final, MURRAY enfrenta ERNESTO GULBIS, da LETÔNIA, que também jogou hoje. Ele venceu o italiano FÁBIO FOGNINI por 2 sets a 1.  

Assassinada ao lado do marido, da mãe, de uma tia e do filho, a CABO PM ANDREIA REGINA ESSEGHINI, de 36 anos, havia denunciado colegas policiais por envolvimento com roubo a caixas eletrônicos. A informação foi divulgada hoje pelo TENENTE-CORONEL PM WÁGNER DIMAS, Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, em entrevista à Rádio BANDEIRANTES. O TENENTE-CORONEL PM WÁGNER, que era comandante de ANDRÉIA, advertiu que apenas um grupo restrito de policiais sabia da acusação feita pela cabo. A família foi achada morta em casa, na segunda-feira, todos com tiros na cabeça. DIMAS não descartou a possibilidade de o crime estar relacionado com a denúncia feita pela policial e disse não “estar convencido” da versão apresentada até agora pela Polícia Civil de que o filho tenha matado toda a família e depois se suicidado. O comandante diz que a cabo nunca relatou à PM que estava sofrendo qualquer tipo de ameaça. Ainda segundo WÁGNER, a investigação não chegou a nenhuma conclusão, mas alguns policiais foram transferidos para o setor administrativo. Nesta tarde o TENENTE-CORONEL PM WÁGNER DIMAS foi chamado para uma audiência com o Comandante Geral.
A diretora do COLEGIO STELLA RODRIGUES, MARISTELA RODRIGUES, divulgou nota contestando a conclusão da Policia Civil, que aponta o estudante como autor do crime. “Na última vez em que esteve aqui, MARCELO se comportou normalmente como sempre, participando com o mesmo jeitinho carinhoso com seus professores. É incompreensível a imputação do fato ao aluno. Não houve indícios eu anunciassem nenhuma tragédia”, garantiu a diretora. O menino estudava na escola desde 2006 e os pais, segundo a diretora, sempre foram “participativos, atuantes e presentes em todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento do filho”. A escola ficará fechada até segunda-feira, dia 12.

Menos de um mês após o Ministério Público Estadual acusar policiais civis em SÃO PAULO e em CAMPINAS de envolvimento com o tráfico de drogas, a Secretaria Estadual de Segurança Pública publicou, hoje, um decreto restringindo a atuação do DENARC à capital. Somente em casos excepcionais vai ser permitido o trabalho dos policiais da divisão no interior. Essa medida já tinha sido antecipada pelo Secretário FERNANDO GRELLA, quando a operação do MP foi desencadeada, em meados de julho. O objetivo principal das mudanças é reduzir ações para apreender drogas e centrar os serviços de inteligência do DENARC para combater o grande traficante. Vai ser criada ainda uma ferramenta de inteligência, o Serviço Técnico de Análise de Perfis Criminosos e Transgressores. Na prática, vai funcionar como um cadastro com as informações dos policiais que cometem crimes e aqueles que praticam faltas funcionais.

Um menor de 17 anos foi preso na noite de ontem, após disparar contra o zelador RAIMUNDO ALBERTO MACIEL e roubar o carro dele. Um bandido conseguiu fugir. RAIMUNDO chegava em casa, na Rua JOSÉ DE ARAÚJO RIBEIRO, no RIO PEQUENO, zona oeste, por volta das 21 horas, quando foi abordado pelos criminosos. Vizinhos disseram que não sabem se ele reagiu. O zelador foi encontrado caído na rua. Ele continua internado no Hospital Universitário e não corre risco de morte. A polícia cercou a região e conseguiu alcançar o veículo. Houve tiroteio. Uma mulher que caminhava pela rua foi baleada e socorrida. Ela passa bem. A perseguição só terminou quando os ladrões bateram em um carro estacionado. Um dos criminosos, de 17 anos, foi baleado. Ele morreu no local.

Seis pessoas morreram e pelo menos outras 34 ficaram feridas após um ônibus cair de um viaduto em ITAGUAÍ, município da BAIXADA FLUMINENSE, a cerca de 70 quilômetros do RIO. O veículo da VIAÇÃO ITAGUAÍ, despencou hoje à tarde do viaduto conhecido como TOBOGÃ, na Avenida PREFEITO ISOLDACKSON CRUZ BRITO, no centro da cidade. A queda foi de aproximadamente 25 metros. Soldados do quartel de MANGARATIBA e do parque industrial de ITAGUAÍ foram para o local socorrer as vítimas. Elas foram levadas para os hospitais PEDRO 2º e SÃO FRANCISCO XAVIER, na zona oeste da cidade.

Autoridades da cidade de ROSÁRIO, na ARGENTINA, prenderam hoje o empregado da empresa de distribuição de gás LITORAL GÁS, responsável pela manutenção do edifício que explodiu ontem. A tragédia deixou 12 mortos e 63 feridos. Pelo menos 15 pessoas estão desaparecidas.

O QUÊNIA retomou hoje os voos domésticos e de cargas internacionais após o principal aeroporto do país, o JOMO KENYATTA, na capital NAIROBI, ter sido fechado devido a um incêndio. As chamas iluminaram o céu da madrugada e o calor intenso repeliu bombeiros várias vezes. Uma enorme nuvem de fumaça negra subiu dos edifícios dos terminais de embarque e desembarque, mas não houve vítimas. A causa do incêndio no centro de tráfego aéreo mais importante do leste da ÁFRICA vai ser investigada.

O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, cancelou uma reunião com VLADIMIR PUTIN em setembro, em MOSCOU, refletindo o mal estar entre os países após o governo russo te concedido asilo político ao ex-técnico da CIA EDWARD SNOWDEN. A CASA BRANCA destacou que valoriza os avanços entre WASHINGTON e MOSCOU, mas citou a falta de progresso em uma série de questões, como controle de armas, relações comerciais, segurança e direitos humanos. Para o KREMLIN, a decisão demonstra a incapacidade do governo norte-americano em se relacionar com o russo de igual para igual. 

2 014    :   -    QUINTA-FEIRA
O Diário Oficial publica as promoções dos TENENTES-CORONÉIS PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES (4º GB) e ALEXANDRE JOSÉ BOLAGNINI E SILVA (APMAL) ao posto de CORONEL, ao mesmo tempo que anuncia a transferência deles para a reserva.
EVANDRO nasceu em 12 de fevereiro de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1988; 1º TENENTE em 24 de maio de 1990; CAPITÃO em 24 de maio de 2000. Não tenho as datas de suas outras promoções.
BOLAGNINI nasceu em 20 de janeiro de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL EM 15 de dezembro de 1986. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1987; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1989; CAPÍTÃO – 24 de maio de 1999. Não tenho as datas de suas outras promoções.
MARIO JEFFERSON LEITE MELO, Presidente do Núcleo MMDC-CRUZEIRO quer detalhes para a fundação do Núcleo MMDC-TAUBATÉ, que pretendo fazer por ocasião da outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA ao veterano CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO, em 30 de agosto, quando ele completará 100 anos de idade. A Comandante do CPI-1 ELIANE NIKOLUK SCACHETTI já manteve os primeiros contatos conosco em 21 de julho e colocou o TENENTE PM GILBERTO como ligação para cuidar da homenagem.
JEFFERSON manda-me o PROJETO CRUZEIRO – CAPITAL DA REVOLUÇÃO DE 1932, que logo mais irei colocar em meu blog. Esse projeto cultural de turismo visa fazer da revolução de 32 um ponto TEMÁTICO na história da cidade.
Com essas mensagens e as respostas que transmito ao JEFFERSON vou avançar na hora de deixar meu lar. Com isso também não vou poder ir programa de piano no Museu do Tribunal de Justiça, onde a filha de dona MARIA HELENA MARCONDES irá tocar músicas de CHOPIN, ALEXANDER SCRIABIN e SERGEI RACHMANINOFF.  Saio de casa depois do meio-dia com o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Ele irá adquirir para mim 60 livros atas numa papelaria onde isso já foi feito de outras vezes. MINHAS MEMÓRIAS estão exigindo, neste 2014, de dois em dois dias, o uso de um desses livros.      
No MMDC, MARINEI diz que tudo está certo com a relação das medalhas que serão entregues em RIBEIRÃO PRETO no dia 21 de agosto. Também chega a lista das pessoas que serão agraciadas com nossas medalhas em um evento programado pelo Núcleo de GUARULHOS, no dia 25 de agosto.
Apenas não tenho como atender o MARIANO TAGLIANETTI na colocação de sete autoridades na grade da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para 2 de outubro. As vagas que sobram são poucas e posso apenas encaixar três dos indicados do MARIANO. Os outros deverão ser condecorados em CURITIBA em data ainda a ser combinada.
Fica acertada a data de criação do Núcleo de BRAGANÇA PAULISTA para dia 13 de setembro num sábado, na sede da Sociedade. Dona NEUSA BELTRAME manda-me um e-mail confirmando essa data.

Eliane Nikoluk Scachetti
para Jose, 5bpmip5, gilbertocf, mim
Estimado T Cel Sodário e equipe do P5
Solicito, doravante, apoiar e ajudar na elaboração de uma programação para o dia do aniversário de 100 anos do nosso Capitão Veterano Benedito Monteiro, previsto para o dia 30 de agosto, sábado, em uma chácara de Tremembé (evento organizado pela esposa do aniversariante, D. Tucandira).
Na oportunidade, os Veteranos MMDC desejam fazer uma homenagem ao nosso veteraníssimo.
Solicito contatar o Cel Ventura (já copiado nesta mensagem) para os ajustes.
Fraterno abraço!

Caríssimo Coronel Mario
Acabei de chegar de uma reunião que tivemos com o Comandante Sodario do 5º BPM, para tratar da criação do Núcleo, inclusive, nos cederá uma sala (no Memorial) para instalação do Núcleo Taubaté, numa junção entre Civis e Militares nesta composição. Também estamos tratando dos sub-núcleos das cidades menores do entorno de Taubaté, sob o mesmo comando como Redenção e Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Tremembé, etc
Na próxima semana vamos estar nos reunindo com a Cel Nikoluk e Cel Sodário, no 5º BPM, inclusive, com os nomes sugeridos pelo Quartel e os que levaremos da sociedade Civil (historiadores, imprensa, etc). 
Vamos cuidar da pauta do dia 30, até porque o evento do B.Monteiro será particular (em almoço patrocinado pela familia) e talvez, veremos isto mais à frente, seja interessante darmos a posse ao núcleo já na sua séde dentro do Batalhão no período da manhã e, em seguida, rumarmos para o Museu da Imagem e do Som para prestigiar a exposição da Revolução de 32 que será mantida por mais tempo a nosso pedido.
MARIO JEFFERSON LEITE Melo

Estimado JEFFERSON

Meus agradecimentos pelo trabalho que você vem desenvolvendo.
Trata-se de uma RE EVOLUÇÃO de princípios sadios que certamente
será aceito por todos. Não só divulgar 1932, mas trazer para os dias
atuais toda a grandeza dos nossos heróis e protagonistas de um feito
que está se tornando conhecido até no exterior.
O BRASIL precisa se orgulhar das páginas históricas de 1932. 

Prezado Coronel Ventura, estive conversando hoje com o Jefferson e ele me passou o projeto que pretende inaugurar: o Núcleo de Taubaté, cuja diretoria será composta por pessoas de super influência na sociedade, ligadas a órgãos públicos históricos. Me INFORMOU também que esteve em contato com o Comando do 5o BPMI - Batalhão da Polícia Militar Independência - Taubaté e ficou acertado entre eles que a sede do Núcleo do MMDC-32 de Taubaté será dentro do Batalhão, que já possui alguns acervos, cuja diretoria será composta por civis. E, ainda, segundo o Jefferson PMs de outras localidades vizinhas, Redenção da Serra, São Luiz, Natividade da Serra etc... serão convocados pelo Comandante do 5o BPMI para que se abra em cada cidade um Núcleo da Sociedade Veteranos MMDC-32. Me desculpe se estou sendo enxerido, mas, mediante o trabalho que vem realizando o Senhor Mário Jéfferson Leite Mello para cobrir o Vale de Núcleos, pediria que analisasse com carinho a possibilidade de nomeá-lo COORDENADOR DE NÚCLEO DO MMDC-32 PARA O VALE DO PARAÍBA no dia em que for empossada a Presidência do Núcleo de Taubaté. Seria mais que merecido, pois o Jefferson acabou de chegar de reuniões no Batalhão, no Museu, na Mistau, onde está acontecendo uma mostra da Revolução, que encerraria antes do dia 30.08, mas foi prorrogado, a pedido do Jefferson para recepcionar a comitiva do MMDC-32 que virá de São Paulo, e de Vossa Senhoria para empossar, o Núcleo de Taubaté, quando será servido um delicioso café a toda comitiva da Sociedade Veteranos MMDC-32 de São Paulo e de outras regiões do estado, que aqui estarão presentes. Espero ser atendido nesse meu pedido, pois, nós taubateanos ficaremos muito orgulhosos, porque esse casaL, Jefinho e Cláudia, são donos de uma TV COMUNITÁRIA e lutam sem visar lucro pela nossa comunidade. Quando o Jeferson recebeu o título de cidadania taubateana, foi dito num discurso na Câmara: "Que tem muito taubateano que não faz por Taubaté o que faz o casal Jefferson Mello e esposa e muitos pensam que são nascidos na cidade". Muito Obrigado. Djalma. 
CARO DJALMA
Aceito a sugestão e você pode transmitir a ele essa propositura. Precisamos então que o coordenador de núcleos no VALE tenha um SITE onde todas essas realizações, imagens, pesquisas nas áreas, histórias maravilhosas dos combatentes no setor norte, enfim, transformar o Movimento Constitucionalista na região em um retrato fiel da Epopéia de 32 não só para o BRASIL como para o MUNDO.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do STF, acompanhou o parecer do procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, e autorizou que o ex-deputado JOSÉ GENOÍNO, preso após ser condenado no processo do mensalão, passe do regime semiaberto para o aberto. Como não há disponibilidade de casa de albergado no DISTRITO FEDERAL, a instituição recomendada para esse tipo de regime, o mensaleiro poderá cumprir o restante da pena de quatro anos e oito meses em casa.
GENOÍNO foi preso em novembro do ano passado, mas acabou solto semanas depois por problemas de saúde. Voltou para a cadeia em maio, e agora sai em definitivo. Ele deverá deixar a Penitenciária da PAPUDA amanhã ou no mais tardar na segunda-feira. A chance de o petista voltar para atrás das grades é muito pequena. GENOINO teria de descumprir algumas medidas burocráticas definidas pela justiça, entre elas comparecer ao fórum em prazos determinados. Além disso, precisa estar em casa entre 21 e 5 horas e permanecer dentro da residência aos domingos e feriados, por tempo integral.
GENOÍNO também não poderá andar em companhia de outros condenados de regime aberto ou semiaberto e usar bebida alcoólica. O ex-deputado federal, que renunciou ao mandato por medo de ser cassado, é o primeiro mensaleiro que conseguiu a progressão do regime e está livre para fazer o que bem entender. BARROSO considerou que em razão de dias trabalhados e estudados dentro da cadeia, o petista cumpriu um sexto da pena, requisito previsto em lei para pleitear a mudança de regime de prisão. Na semana passada, a juíza da Vara de Execuções Penais, LEILA CURY descontou 34 dias da pena do ex-presidente do PT. Segundo dados da VEP, com os dias compensados, GENOÍNO já tinha cumprido oito meses e 16 dias da pena e adquiriu em 20 de julho o direito de deixar a cadeia.

Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Organizados e Inquéritos Especiais do RIO desarticularam uma quadrilha que atuava na venda e locação ilegal de imóveis do programa MINHA CASA, MINHA VIDA. Segundo o delegado ALEXANDRE CAPOTI, 21 pessoas foram presas na ação, realizada em CAMPO GRANDE e COSMOS, na zona oeste do RIO. A Justiça expediu 27 mandados de prisão e 84 de busca e apreensão. Entre os mandados estão nove contra policiais militares, um policial civil e um agente da Secretaria Estadual de Assistência Penitenciária. Na ação foram apreendidas armas, munições, documentos e veículos de luxo. Segundo as investigações, os milicianos atuavam desde 2011 e movimentavam em um único condomínio cerca de um milhão de reais por mês. Os presos estavam dentro de seis condomínios, no total de 1,6 mil unidades e cinco mil moradores. Os milicianos expulsavam as famílias dos apartamentos para revender e alugar as unidades. Além disso, cobravam taxas indevidas, como por exemplo, 30 reais nas contas de luz e água, além do “gatonet”. Os moradores também eram obrigados a comprar cestas básicas diretamente com a quadrilha. O grupo extorquia motoristas de transporte alternativo, que eram obrigados a pagar 350 reais por semana para circular na região.

O governo da RÚSSIA autorizou o ex-analista de informações da Agência Nacional de Segurança dos ESTADOS UNIDOS, EDWARD SNOWDEN, a permanecer por mais três anos abrigado no país. A decisão foi anunciada hoje pelo advogado de SNOWDEN, ANATOLI KUTCHERENA. O norte-americano está asilado na RÚSSIA desde agosto de 2013. A validade do novo asilo temporário entrou em vigor na última sexta-feira, dia 1º, e permite que SNOWDEN deixe a RÚSSIA e viaje para o exterior.

O estudante brasileiro MATHEUS HENRIQUE MARIOTO, 23 anos, que mora em ASSIS, no interior paulista, está desaparecido desde o último sábado. Ele teria pulado em um lago durante uma festa de música eletrônica realizada em ZURIQUE, na SUIÇA. O Consulado Brasileiro em ZURIQUE e o Ministério das Relações Exteriores já foram acionados. Segundo informações da família, testemunhas viram quando MATHEUS saltou do lado sul da ponte QUAIBRÜCKE e mergulhou no LAGO ZURIQUE. A polícia suíça investiga o caso.

As BRIGADAS EZZEDINE AL QASSAM, grupo armado do HAMAS, avisou hoje que voltará às armas se ISRAEL não aceitar as reivindicações palestinas durante as negociações de paz que ocorrem no CAIRO, EGITO. “Apelamos à delegação palestina para que não aceite um cessar-fogo, a menos que ele satisfaça as exigências do nosso povo”, declarou o porta-voz do grupo, ABOU OBAIDA, em vídeo divulgado hoje. Segundo OBAIDA, os membros das brigadas estão “prontos a recomeçar a batalha” com as forças israelenses. O pacto entre ISRAEL e o HAMAS, grupo armado palestino, de cessar-fogo por 72 horas, terminou às 2 horas, pelo horário de BRASÍLIA. Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, mais de 1,8 mil palestinos (86% deles civis) morreram e cerca de 9,4 mil ficaram feridos desde o começo do atual confronto militar, no início de julho. Já do lado israelense, 64 soldados perderam a vida em combates e três civis morreram ao ser atingidos por morteiros lançados pelo HAMAS.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, considera realizar ataques aéreos e envio de ajuda de emergência via aérea para 40 mil integrantes de minorias religiosas no IRAQUE, que estão presas em montanhas do país sob ameaça de militantes islâmicos, informou hoje o jornal “THE NEW YORK TIMES”. Um alto oficial do governo norte-americano disse ao jornal que OBAMA analisa uma série de opções, que vão desde lançamento via aérea de ajuda humanitária a ataque aéreo.    

xxx