segunda-feira, 23 de junho de 2014

MEMÓRIAS DO VENTURA A CAMINHO DE UM MILHÃO DE LEITURAS.

MEMÓRIAS DO VENTURA A CAMINHO DE UM MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES.
ATINGEM 977.561 LEITURAS ÀS 23:24 HORAS DO DIA 23 DE JUNHO DE 2014 


EntradaVisualizações de página
Brasil
508962
Alemanha
160743
Estados Unidos
159266
França
15695
China
13001
Portugal
9135
Rússia
8905
Reino Unido
7968
Espanha
7098
Malásia
3929

GENERAL PAULO CHAGAS SE MANIFESTA SOBRE OS MOVIMENTOS POPULARES E A COPA DO MUNDO PADRÃO FIFA NO BRASIL.


Em Segunda-feira, 23 de Junho de 2014 13:06, Paulo Chagas escreveu:



​​
Os brasileiros devem enxotar o PT do tabuleiro!
Caros amigos
O Sr Bruno Elias, secretário nacional de movimentos populares do PT, em recente publicação sob o título "Constituinte nas ruas e nas urnas", diz, entre outras distorções, que, neste período de Copa do Mundo, manifestam-se no Brasil alguns movimentos sociais que visam reivindicações legítimas e outros que se limitam a lutar contra a realização do mundial, concluindo que os governos do PT não devem permitir a "criminalização de suas lutas".
Com esta demagógica e falsa posição, o Sr Bruno pretende isentar de repressão ou punição os baderneiros do PT incorporados ou infiltrados em ambos os tipos de manifestações, ou, no mínimo, transferir para a Polícia a responsabilidade pela repressão à "liberdade de manifestação social" e, assim, legitimar a violência e o desrespeito à coisa pública e privada dos ditos "movimentos populares".
A sugestão é duplamente falsa porque o mundo todo sabe que as manifestações contra a Copa visam tão somente denunciar a mentira da "Copa da Copas", cujo custo supera quaisquer das anteriores, sem que a qualidade do tal "Padrão FIFA" tenha sido, sequer, igualada ao que, honestamente, evidenciou-se em outros eventos mundiais.
O que realmente está salvando a "Copa do Brasil" é a conhecida e reconhecida alegria do povo brasileiro, capaz de superar todas as safadezas do governo e receber, acolher e contagiar os visitantes e as delegações estrangeiras, transformando-se no ponto focal da avaliação do espetáculo.
As vaias e xingamentos, dirigidos a Dilma Rousseff na abertura da Copa, demonstram que os brasileiros chamaram para si a responsabilidade de salvar a imagem do Brasil, pelo menos durante a realização da competição!
O preço da "Copa das Copas" foi um recorde mundial que nunca será superado e que já está pago! A despesa foi liquidada antes que o produto fosse entregue. Resta a este povo, alegre e acolhedor, não se deixar inebriar por um eventual, almejado e merecido "hexa" e esquecer de cobrar a apuração deste e de outros malfeitos de que tem sido vítima desde que o Partido dos Trabalhadores assumiu, com mentiras e falsas promessas, o poder da República.
Em outra parte de seu texto, já visando à garantia da impunidade para mais este calote, o Sr Bruno Elias chama de "arsenal de medidas impopulares" as propostas saneadoras dos candidatos de oposição ao governo nas próximas eleições, quando sabe, de antemão, que não há outras alternativas para a solução dos problemas criados pela incompetência e pela desonestidade do seu partido no governo!
O descaramento do secretário nacional de movimentos populares é tão grande que ele é capaz de atribuir à oposição o desmonte da Petrobras e de condenar a redução da idade penal mesmo sabendo que esta é uma das principais causas do assassinato de 500 brasileiros a cada três dias!
É capaz ainda de condenar, hipocritamente, a anistia a crimes de tortura cometidos há quarenta anos - como se esta prática estivesse abolida do Brasil desde o fim do Regime Militar - e de atribuir aos adversários do PT a intenção de amordaçar a mídia - como se este não fosse um dos maiores anseios do seu partido!
Como bom petista, o Sr Elias incentiva a mobilização para apoiar um “plebiscito popular”, proposto por Dilma Rousseff, para a convocação de uma Assembleia Constituinte que visa a fazer, nos melhores moldes bolivarianos, a “reforma política” – isto é, o fim do Legislativo e do Judiciário e a perpetuação do PT no poder -, a “democratização” dos meios de comunicações – isto é, o fim da imprensa livre - e a reforma tributária – isto é, aumento de impostos -, mesmo sabendo que esta iniciativa da Governanta é inconstitucional, ou seja, além de mentir sobre as mudanças, propõe a mobilização por uma ilegalidade.
Enfim, todas estas falsidades nos levam a concluir que argumentar com petistas é algo impossível, já que, para que esta prática obedeça à lógica construtiva que a define, ela deve basear-se, no mínimo, em verdade e honestidade de propósitos, virtudes desconhecidas por militantes, líderes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores!
Cabe aqui lembrar o que disse o roqueiro Lobão: “Discutir com petista é como jogar xadrez com pombo. Ele vai derrubar as peças, defecar no tabuleiro e sair de peito estufado, cantando vitória”!
Em outubro, os brasileiros devem enxotar o PT e sua militância do tabuleiro e, como na Copa, ignorar seus argumentos e chamar a si, de uma vez por todas e sem ilusões, o futuro do Brasil!

​​
Gen Bda Paulo Chagas

O TUIUTI - MEUS AGRADECIMENTOS AO CLÁUDIO LUIZ SENISE


Claudio Luiz Senise


De: Luiz Caminha

Assunto: O TUIUTI 118


Os temas deste número de O Tuiuti são relacionados a
questões da atualidade. A visão de Alexis de Tocqueville sobre Política e
Democracia tornou-se um referencial global e merece
destaque. Outro tema de grande relevo atual é o da Segurança
Pública, mormente agora que estamos no limiar de uma
Copa Mundial de Futebol. Há muito, ainda a ser explorado
nesse assunto, sobretudo no que diz respeito ao preparo
e organização dos meios. É fato que o fenômeno dos movimentos e protestos de
meados do ano passado ainda não está bem explicado
e está latente na sociedade brasileira. É como uma
espada de Dâmocles dependurada em um fio de cabelo
e pendendo sobre a cabeça dos dirigentes. Questão em
aberto. Completando, temos o trabalho do Cel Emílio sobre a
Previdência Militar, assunto relevante não só na área
militar mas também para os civis. Política, democracia,
segurança e previdência são os assuntos que oferecemos
ao nosso seleto público.
Um abraço a todos.

O COMUNISMO BATE ÀS PORTAS DO BRASIL


De Flávia Cristina Costa Pivatto
O “Nº 1″

A História, sempre a História! Estudando a Era Vargas, encontramos a origem do peleguismo, ovos da serpente fascista. Em 10 de novembro de 1937, entrava em vigor a Constituição Brasileira – apelidada de “Constituição Polaca” por ser uma cópia da Carta imposta à Polônia pelo ditador Psuldisky. A inspiração das duas foi a Carta del Lavoro, promulgada por Mussolini na Itália.

No Brasil da época políticos liberais enfrentaram no Congresso as inclinações totalitárias de Vargas, e os sindicatos – na maioria clandestinos, de inspiração anarquista – mobilizavam-se denunciando a linha corporativista e a tutela do Ministério do Trabalho.

Os políticos sofreram um golpe de Estado, e a representação parlamentar foi extinta, e vigorando a Polaca, os sindicatos foram legalizados como órgãos governamentais que exerciam funções delegadas pelo poder público e de caráter assistencialista.

Foi assim que nasceram os “pelegos”. Com esta alcunha, os sindicalistas autênticos apelidaram os interventores sindicais que, com a redemocratização, em 1945, continuaram pelegos, tornando-se colaboradores e informantes disfarçados do Ministério do Trabalho.

Este perfil que traço do “Nº 1” começa com a formação do pelego Lula da Silva, fruto da colaboração de trabalhistas getulistas e comunistas. Ele entrou no Sindicato dos Metalúrgicos pelas mãos do irmão mais velho, membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB); seu personalismo e habilidade de enganar levaram-no à liderança sindical, como agente da Volkswagen e informante do Dops paulista durante a ditadura militar, conforme descreve o livro “Assassinato de Reputações” de Romeu Tuma Jr.

Lula da Silva não herdou o lado bom da organização sindical dos anos 1930, como a Consolidação das Leis do Trabalho, adotada por vários países do mundo, embora trazendo a digital fascista, mas também sob influência da Encíclica Rerum Novarum e das convenções da OIT do sindicalismo norte-americano.

Com Lula, esteve presente a essência autoritária e corporativa da Constituição de 1937, pela utilização dos sindicatos e dos trabalhadores para fins infectados pelo personalismo, o uso de meios ilícitos para manutenção do poder, e o saque das verbas públicas, a começar pelo Imposto Sindical…

Seus ‘patrões’ alemães da VW orientaram-no a conduzir greves com um duplo objetivo: mostrar ao mundo que havia liberdade sindical no Brasil, manejando-o a conduzir greves fajutas e faturar com elas; além disso, ajudar a ditadura enriquecendo o fichário do Dops com informações sobre sindicalistas ligados à resistência.

Graças aos trotskistas e dissidentes do movimento comunista, católicos “de esquerda” e o obreirismo insano de intelectuais paulistas, fundou o PT pelas mãos do general Golbery do Couto e Silva, titular emérito do regime militar.

Amoral, carreirista e astuto, Lula elegeu-se presidente da República pela leniência simpatizante dos partidos sociais democratas. Assim, tornou-se o “Nº 1” do partido, levando-o à degenerescência e à corrupção; comanda-o na marcha fascistizante do Marco Regulatório – para controlar a mídia e as redes sociais, e do Decreto 8243, que subtrai à representação parlamentar substituindo-a pelos “conselhos”, tentáculos do lulo-petismo.

Vê-se com isto que Lula segue a estratégia do Foro de São Paulo, que reúne o narco-populismo latino-americano em nome de um vago (e já fracassado na origem) “socialismo bolivariano”.

Cumprindo a escalada totalitária quando presidente, Lula abriu as fronteiras e com isso, facilitou o tráfico de drogas e armas. Enfraqueceu as Forças Armadas e sucateou a PF. Estimulou a campanha para o desarmamento da cidadania e para extinguir as polícias militares. As Farcs e o crime organizado agradecem-no.

Nomeio-lhe de “Nº 1” por que traz consigo o apodo que a reação contra a tirania soviética deu a Stálin; cujo culto da personalidade o rivalizou com Hitler, Mussolini, Franco e Salazar. Também os atuais “Nos. 1” de Coréia do Norte, China, Cuba, Laos e Vietnã; além de vários sobas africanos e suas caricaturas ditatoriais.

O Brasil não suportaria ser dominado por um “Nº 1”, analfabeto e boçal, assentado numa falange de fanáticos. Temos que derrotá-lo nas eleições de outubro, senão…

http://mirandasa.com.br/?p=58439

AS PESSOAS SEMPRE QUEREM MAIS!!!!!! - MEUS AGRADECIMENTOS AO EGYDIO TISIANI


SOCORRAM O MMDC!!!!






jf.aguiar


Prezado Coronel Ventura
 
Triste notícia, algo deve ser feito com urgência.
 
Precisamos convocar todos os associados para dar uma definitiva solução e resolver o problema
 
Se temos um ferido na batalha outro tem de socorrer, nenhum companheiro deixa o outro para trás. Falar é bom, mas melhor ainda é tomar uma atitude e agir.
 
SUGESTÃO FINAL:
 
- ATÉ 9 DE JULHO DE 2014 UM DEPOSITO SOCORRO MINIMO DE R$ 100,00 POR ASSOCIADO PARA COMEÇAR OS TRABALHOS
- DIPLOMA DIAMENTE:  ACIMA DE R$ 1000,00
- DIPLOMA OURO: de R$ 500 a R$ 1000,00
- DIPLOMA PRATA: de R$ 100 a R$ 500,00 
- DIPLOMA ESMERALDA: R$ até R$ 100,00
 
Haverá um livro e uma placa com o nome de todos que contribuiram 
 
Qdo a quantia necessária for alcançada a campanha encerra-se 
 
TEMOS 300 ASSOCIADOS, certamente será suficiente., 
 
Por favor informa  a conta corrente e o banco COMEÇAR A CAMPANHA HOJE.
 
Em tempo um esforço de pagamento das quotas trimestrais, todos devem ser informados e coinvocados aq pagar os atrasados
 
 
João Francisco de Aguiar, prof.
MMDC SAO PEDRO, Presidente
 





CARLOS HENRIQUE LORENCO ROVINA




Caro Comandante, sei que a situação deve estar próxima do caos, mas vamos ter fé e coragem pois as coisas vão melhorar. Algumas propostas foram feitas, e acredito que de momento o que temos condições plenas de apoiar diretamente é a sugestão encaminhada por nosso Irmão de Armas João Francisco, para que o rateio seja em princípio rateado entre os associados, de forma paleativa.
Não podemos esmorecer. Sei que esta nova batalha é árdua mas a vitória será nossa. 
Me coloco à disposição para qualquer situação.

ROVINA

Mario Ventura celmario@gmail.com




CARO ROVINA

O grande problema da Sociedade é que são poucos aqueles que realmente carregam
a bandeira de 32. No momento 40º dos associados estão inadimplentes e, o que é pior, 
alguns até ocupam postos de direção em nossos núcleos. A verdade nua e crua da
Sociedade é que há uma quantidade indigesta de associados que só pensam em honrarias
e solenidades. Quando se fala em dinheiro fogem da Sociedade como o "diabo foge da cruz".


SOCORRAM O MMDC!!!!!!


A paixão nacional pelo futebol atinge sua apoteose com a COPA DO MUNDO. O mais é esquecido, e de maneira trágica, pois as maracutaias dos corruptos continuam prevalecendo no “país da bola”. Mas nesta data onde o BRASIL enfrentará uma das piores equipes do Mundial estou seriamente pensando na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Elaborei um Comunicado Circular a todos os associados no dia 19 de março e várias promessas aconteceram nesses três meses transcorridos. Mas nada de positivo surgiu, a não ser muitos palpites e promessas. Foram feitos vários orçamentos e alguns superiores a cem mil reais, quantias muito altas que a boa vontade dos nossos associados não poderão alcançar. A Sociedade preferiu aguardar promessas dos nossos vizinhos bombeiros e do sub-prefeito da SÉ. No entanto parece que o ópio da COPA DO MUNDO fez todos esquecerem da pobre sede do MMDC.
Como a umidade das paredes poderá causar sérios problemas à parte elétrica, resolvi relembrar nossos associados daquele comunicado circular que foi feito para que medidas urgentes fossem tomadas. Como já se passaram três meses e nada, absolutamente nada foi feito, ALERTO a todos os nossos associados e amigos que a situação É CRÍTICA.    

COMUNICADO CIRCULAR A TODOS OS ASSOCIADOS (AS) DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC (dia 19 de março de 2014).
Com o temporal que caiu no centro da cidade de São Paulo, por volta das 13:30 horas (18), rompeu uma calha do prédio onde funciona a Sociedade, causando estragos na sala da administração, de tal monta que a partir de hoje fica desativada até a reforma das dependências do MMDC, que não oferece mais condições de trabalho.
Provisoriamente passaremos a funcionar no primeiro andar, em caráter precaríssimo até que se resolva o problema. Já em 11 de março tínhamos alertado nossos (as) associados (as) da situação crítica do prédio, mas, até o presente momento nada de positivo foi feito.
Recebemos várias sugestões sobre o assunto, mas nada a curto prazo foi oferecido.
A partir de hoje os diplomas de medalhas não poderão mais ser feitos na Sociedade, sendo que os núcleos deverão providenciar a confecção dos mesmos. Atividades sociais não podem ser realizadas no MMDC, que não oferece condições de visita.
Espero que tais medidas não comprometam, afinal, a existência da própria Sociedade, que, a rigor deveria ser desativada. Espero também que sejam resolvidas as nossas dificuldades no mais breve espaço de tempo possível.
É lamentável que estejamos passando por esse momento crítico justamente quando estamos comemorando o Jubileu de Diamante da Sociedade (60 anos).
Queira DEUS que não necessitemos tomar outras providências mais drásticas.


22 DE JUNHO DE 2014 - DOMINGO

MEMÓRIAS DO VENTURA ATINGEM 975.910 VISUALIZAÇÕES ÀS 21:30 HORAS DO DIA 22 DE JUNHO DE 2014. ESTAMOS PERTO DE UM MILHÃO DE VISITAS AO BLOG.




DIA  V I N T E   E   D O I S    DE   J U N H O  DE   2014  –   D  O   M   I   N   G   O.
77 anos, cinco meses e 26 dias de idade.
Inicio de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
ANO 64º - MÊS 12º - DIA 346º
56 anos e 19 dias na PMESP.
55 anos e 132 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 763 dias – 16 336 horas.
50 anos e 289 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 102 dias no Posto de Coronel – 315 meses e 11 dias.
2 anos e 352 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 650 dias CORONEL - 22 anos e 192 dias na reserva.
10 206-246 832                          9 650-231 980                                9 950-239 032.

DIA DO AEROVIÁRIO E DO GRÁFICO (SINDICATO PATRONAL)

537 a. DIA DE SÃO THOMAS MORE. Nasceu em LONDRES, em 22 de junho de 1477. Foi chanceler do REINO UNIDO e opôs-se ao divórcio de HENRIQUE VIII. Acabou preso e condenado à decapitação, pela oposição ao desejo real. “Perder a cabeça e não a dignidade”, foi o que norteou SÃO THOMAS MORE, célebre humanista inglês, lorde chanceler  do rei HENRIQUE VIII; esteve encarcerado entre 17 de abril de 1534 a 6 de julho de 1585, acusado de conspirar contra o rei e executado por decapitação. Erudito e literato de primeira grandeza, é considerado o melhor prosador da INGLATERRA em língua latina e o fundador da literatura inglesa moderna. Estadista no sentido mais autêntico da expressão, tornou-se conhecido e famoso por sua prudência e integridade. A sua obra mais conhecida, a “UTOPIA”, é a imagem do Estado Ideal, segundo a razão humana, que contrastava com a realidade dos reinos do seu tempo e de agora. THOMAS MORE esteve por quatro anos como hóspede na CARTUXA DE LONDRES, ordem conhecida por sua severidade e exigência, onde aprofundou o conhecimento da doutrina cristã e onde, também, reconheceu que sua vocação não era a vida monástica e passou a viver como advogado, casando-se com JOAN COLT, com quem teve quatro filhos: MARGARETH, ELIZABETH, CECILY e JOHN. Advogado brilhante, desempenhou cargos públicos e participou de missões diplomáticas e comerciais na EUROPA, estabelecendo laços de amizade com os maiores intelectuais da época, como ERASMO DE ROTTERDAM. Sua esposa, JOAN, faleceu em 1511, deixando os filhos pequenos, levando THOMAS MORE, viúvo, a se casar com ALICE MIDDLETON, cuidadosa mãe e administradora do lar. A sua dedicação e competência o levaram ao cargo de chanceler, que equivalia ao de juiz supremo, e outras tarefas administrativas. O seu empenho no cargo foi tão eficiente que resolveu dar andamento a todos os processos que se acumularam durante anos, para tornar a Justiça acessível aos desvalidos, recebendo até em sua casas quem tivesse alguma queixa. A tirania de HENRIQUE VIII, suas manobras políticas para conseguir o que queria, desde tráfico de influência até perseguições e morte, levaram MORE a renunciar ao seu cargo. As práticas do rei para conseguir o que queria a qualquer preço, como a anulação de seu casamento com CATARINA DE ARAGÃO, para casar-se com ANA BOLENA, o levaram a declarar-se CHEFE SUPREMO DA IGREJA DA INGLATERRA. Os que discordavam e se negavam a assinar o documento de submissão total, tinham seus bens confiscados e eram condenados à morte, como o bispo de ROCHESTER, SÃO JOHN FISHER. O ex-chanceler, com 54 anos, tinha conhecimento que a discordância se tornaria resistência e o jogaria em terríveis dificuldades e perseguições. Armadilhas muito bem arquitetadas e ardilosas, tentaram envolvê-lo a todo custo, mas não conseguiram demover o homem que pela liberdade de consciência não teve medo de enfrentar a morte. Comovente é sua meditação espiritual escrita na TORRE DE LONDRES, na prisão: “Dai-me a vossa graça, meu SENHOR, para ter o mundo em nada. Para ter minha mente bem unida a VÓS e não depender das censuras dos outros. Para que pense em DEUS com alegria e implore ternamente sua ajuda. Para que me apóie na fortaleza de DEUS e me esforce com denodo por amá-lo. Para que conheça a minha própria miséria e vileza, para que me humilhe sob a mão poderosa de DEUS. Para percorrer a senda estreita que conduz à vida. Para levar a cruz com CRISTO. Para pedir perdão antes que o JUIZ chegue. Para ter sempre presente a PAIXÃO que CRISTO sofreu por mim. Para ganhar CRISTO, e para isso, ter em nada de nada, a perda da fortuna, dos amigos, da liberdade, da vida e de tudo. Para ter os meus piores inimigos como meus melhores amigos...”. O PAPA JOÃO PAULO II declarou SÃO THOMAS MORE padroeiro da classe política.    
487 a. morre NICOLAU MAQUIAVEL, o autor de O PRÍNCIPE, o texto que consagra o nascimento do Estado Moderno, em 22 de junho de 1527. O escritor florentino afirmava que o rei deveria ter a astúcia da raposa e a coragem do leão e ser dissimulado, se a segurança do Estado exigisse. O soberano precisava eliminar toda ameaça, preferindo ser temido do que amado. 
188 a. abertura do Congresso Boliviano, do qual sai o Tratado de União entre COLÔMBIA, AMÉRICA CENTRAL, PERU e MÉXICO, no dia 22 de junho de 1826.
116 a. tropas norte-americanas desembarcam em CUBA e SANTIAGO capitula, em 22 de junho de 1898.
110 a. do comentário do TIMES, em editorial sobre a decisão arbitral do rei VICTOR MANUEL na questão de limites entre a GUIANA INGLESA e o BRASIL, no dia 22 de junho de 1904. Depois de reconhecer que a decisão do arbitro foi toda em favor do BRASIL e de assinalar que por efeito dela o BRASIL não recebia mais do que o que lhe foi proposto por LORD SALISBURY. Dizia o TIMES que a decisão se baseava na doutrina de que a soberania de um território não ocupado não se adquire por uma simples afirmação de direitos ou pela intenção de tomar posse.
109 a. em que a extrema direita japonesa seguia em marcha para QUIRIRIM, apertando o semi-círculo em 22 de junho de 1905. A extrema esquerda aproximava-se de TSITSIHAN. O centro estava atrasado, seguindo pela estrada de ferro que estavam construindo. Os japoneses destruíram algumas pontes, a fim de cortar a retirada dos russos.
108 a. nasce o diretor de cinema BILLY WINDER em 22 de junho de 1906, na ÁUSTRIA, que se consagraria como um dos grandes cineastas norte-americanos, especializado na comédia.
104 a. Telegrama do CORONEL CÂNDIDO MARIANO RONDON diz que o seringueiro ALEXANDRE ADDOR organizou uma expedição contra os índios de MATO GROSSO que surpreendeu os mesmos, matando muitos deles e aprisionando crianças.
103 a. o jornal O ESTADO publica em 22 de junho de 1911 que embarcará em 23 daquele mês, no noturno do RIO, para SÃO PAULO o primeiro time do FLUMINENSE FOOT-BALL CLUB, que jogará um importante match de futebol com o PALMEIRAS.
96 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: a ofensiva alemã é detida a 70 quilômetros de PARIS pelo GENERAL MANGIN, no dia 22 de junho de 1918.
80 a. ESTADOS UNIDOS ingressa na Conferência Internacional do Trabalho, em 22 de junho de 1934.
74 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: FRANÇA firma o armistício com a ALEMANHA no bosque de COMPIEGNE, em 22 de junho de 1940.
73 a. Exércitos alemães, apoiados por finlandeses e romenos, invadem a UNIÃO SOVIÉTICA em 22 de junho de 1941.
70 a. ofensiva soviética contra os exércitos alemães do Centro, em 22 de junho de 1944.
55 a. um pacto PERÓN-FRONDIZI é revelado na ARGENTINA, em 22 de junho de 1959. O acordo inclui, entre outros assuntos, uma convenção constituinte para convocar eleições das quais participaria o peronismo.
53 a. no CONGO, o GENERAL MOBUTU libera MOSHÉ TSHOMBE, que se compromete a pôr fim à tentativa de separação da província de KATANGA, em 22 de junho de 1961.
50 a. das anotações feitas em 22 de junho de 1964 (segunda-feira). ANO 14º -MÊS 12º - DIA 349º - 6 anos e 18 dias na FORÇA PÚBLICA – 30 dias como 2º TENENTE – 277 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Depois da semana passada, em que estive à disposição do Gabinete do Comando Geral, retorno às minhas atividades de secretário do BG, com muito serviço atrasado. O TENENTE GERSON DE OLIVEIRA ficou tomando conta da Repartição, mas pouco produziu.
A manhã é trabalhosa. Muita coisa precisamos fazer para colocar a papelada em dia. Encontro algumas novidades na secretaria: os CABOS JUAREZ NOGUEIRA FIRMIANO, MOISÉS MARTINS e ORLANDO GONÇALVES SIMOES estão com destinos certos. O CABO JUAREZ foi classificado no Quartel General por efeito de promoção; o CABO MOISÉS, pelo mesmo motivo, foi classificado no Serviço de Comunicações e o CABO SIMÕES foi transferido para o 14º Batalhão Policial.
Já esperava essas novidades e tenho trabalhado na secretaria com soldados novos: FONSECA, RODRIGUES e JAIME BELA, este último vindo recentemente do 14º BP.
COMANDANTE NÓBREGA já escolheu as primeiras testemunhas para serem ouvidas no IPM do qual ele é o encarregado e eu o escrivão. Amanhã serão ouvidas duas e na quinta-feira mais duas.
Retorno também às minhas atividades de professor. Às 14:30 horas estou dando aula para os soldados que farão exames à Escola de Cabos em 2 de julho (daqui há dez dias). Às 16:30 horas tomo o ônibus SANTA INÊS e, às 17:30 horas estou dando aula para os subtenentes e sargentos no Grupo Escolar “MAJOR MARCELINO”.
Em meu lar assisto alguns programas de televisão: REPÓRTER ESSO, 34º capítulo de “A GATA” – ERONTEX SHOW.   
49 a. GUERRA DO VIETNÃ: primeiro ataque aéreo norte-americano no norte de HANÓI, em 22 de junho de 1965.
49 a. falece o diretor de cinema DAVID D. SELZNICK, em 22 de junho de 1965.
46 a. usando uma caminhonete CHEVROLET C-14, dez militantes da VPR, chefiados pelo ex-Sargento PEDRO LOBO DE OLIVEIRA, invadem o Hospital Militar do CAMBUCI, em SÃO PAULO. Quatro deles, disfarçados de soldados, amordaçam dois sentinelas. Os demais rendem os outros soldados. Onze fuzis são levados em 22 de junho de 1968. No dia seguinte, o Comandante do IIº Exército, o GENERAL MANOEL CARVALHO LISBOA, dá uma entrevista coletiva e declara: “Atacaram um hospital?! Que venham atacar o meu quartel”. No dia 25 de junho a mesma caminhonete C-14 é carregada com 50 quilos de dinamite. O pedal do acelerador é travado, para o carro andar sem motorista. No capô é avisado um aviso: “Afaste-se, explosivos”. O alvo é o quartel-general do IIº Exército, no bairro do IBIRAPUERA, zona sul de SÃO PAULO. Atrás da caminhonete, três fuscas dão cobertura. No total, oito pessoas participam da ação com dois fuzis, uma metralhadora e três revólveres. A madrugada está fria e com muita neblina. Dois militantes dirigem a uma caminhonete. Perto do quartel-general, os fuscas param. O passageiro da C-14 acende o pavio dos explosivos e salta. Segundos depois, o motorista acelera e também pula do carro.
A caminhonete ruma em direção ao portão do alojamento dos oficiais. Um soldado dispara seis tiros contra ela. Perto do alvo, o veículo vazio esbarra em um poste, desvia do rumo e bate no muro. Um dos soldados que estava de guarda, MÁRIO KOSEL FILHO, se aproxima do automóvel, que explode. O impacto destrói tudo num raio de 300 metros. KOSEL, de 18 anos, morre na hora. Outros seis ficam feridos. 
45 a. morre JUDY GARLAND, atriz e cantora norte-americana, em 22 de junho de 1969.
44 a. EL SALVADOR e HONDURAS assinam acordo para criar uma zona desmilitarizada de três quilômetros de cada lado da fronteira, em 22 de junho de 1970.
43 a. presidente JUAN JOSÉ TORRES declara estado de emergência na BOLÍVIA, para impedir um golpe de Estado de orientação direitista, em 22 de junho de 1971.
41 a. volta à TERRA a tripulação do “SKYLAB”, após um vôo espacial de 28 dias, em 22 de junho de 1973.
38 a. nasce a dançarina JOANA PRADO, a "FEITICEIRA" em 22 de junho de 1976.
37 a. sessão solene de posse do acadêmico ALFREDO GOMES, que passou a ocupar a cadeira número 38. Foi recebido pelo acadêmico ERNESTO LEME, no dia 22 de junho de 1977, uma quarta-feira, às 21 horas, na ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS.
35 a. da passagem de Comando do CPRv. assumindo o Cel. CLODOMIRO JOSÉ PASCHOAL, em 22 de junho de 1979. Na mesma data, o então Ten. Cel. JOSÉ ALVES DE CARVALHO deixava o Comando do 9o. BPMM, em solenidade de passagem de comando para o então Tenente-Coronel HAMILTON FERRAZ DA SILVEIRA.
35 a. da inauguração do MONUMENTO ao historiador AURELIANO LEITE, no LARGO DO AROUCHE, em frente à ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, no dia 22 de junho de 1979. Outras anotações nesta data: nesta sexta-feira, por volta das 8:30 horas, estou no Centro Odontológico. O Capitão PM Dent MILTON coloca-me um pivô. Encontro nesse local com MAJOR PM Res ARLINDO DE SOUZA PÍCOLI, CAPITÃO PM Ref JUAREZ, CAPITÃO PM EUCLIDES, TENENTES PM SALATIEL e COLESI.
PÁSCOA DOS MILITARES: CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO e Comandantes dos BPChq comparecem às 9:30 horas.
Estamos trabalhando num documento sobre o custo de emprego da tropa de choque na OPERAÇÃO MORUMBI do próximo domingo. Nesta tarde nosso Comandante, acompanhado de seu Chefe de EM (TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS) e CAPITÃO PM GABRIEL vão à posse do CORONEL PM CLODOMIRO JOSÉ PASCHOAL no CPRv. O MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA comparece ao 9º BPMM onde o TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ALVES DE CARVALHO está deixando o Comando.
Tomo conhecimento da morte do PM JOSÉ SEVERINO DA SILVA do 1º BPMM, assassinado durante um assalto na Rua GENERAL CARNEIRO, 93, em SANTO AMARO.
Em casa, assisto o JORNAL NACIONAL:
O governo da NICARÁGUA resiste aos ataques dos sandinistas. Corpos são queimados para se evitar epidemias.
Presidente JIMMY CARTER embarca amanhã com destino ao JAPÃO.
Inauguração do BRASIL PART SA.
No jogo BRASIL x AJAX o presidente foi obrigado a descer em VIRACOPOS e vir de táxi para SÃO PAULO.  
34 a. URSS inicia uma retirada parcial de tropas no AFEGANISTÃO, no dia 22 de junho de 1980.
32 a. transf. reserva: Cel. SYDNEY GIMENEZ PALÁCIOS, em 22 de junho de 1982.
31 a. seqüestro de EMANUELA ORLANDI, em 22 de junho de 1983.   
30 a. morre JOSEPH LOSEY, diretor norte-americano de cinema, em 22 de junho de 1984.
27 a. falece o ator e dançarino norte-americano FRED ASTAIRE, em 22 de junho de 1987, aos 88 anos. Sua carreira foi de inesquecíveis sucessos: AO COMPASSO DO AMOR, NÚPCIAS REAIS, PAPAI PERNILONGO, MEIAS DE SEDA, CINDERELA EM PARIS. Outras anotações nesta data: hoje se dá o enterro do TENENTE-CORONEL PM ARMANDO CLÁUDIO DE MORAES NOVAES JÚNIOR. Nesta segunda-feira melhora um pouco a temperatura. No CAES iniciamos a sexta semana do Curso. Com a passagem de Comando da APMM para o CORONEL PM FELICIANO, o CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES fica em disponibilidade e o CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA assume interinamente a Diretoria de Ensino e Instrução. No CAES o MAJOR PM LINEU DO NASCIMENTO RIBEIRO assume o Comando Interino. Mesmo assim é o CORONEL PM NIOMAR quem faz a apresentação do Professor TITO LIMA, que irá nos ministrar 26 aulas de ECONOMIA. Fala sobre a Lei de Economia e dá um verniz sobre o atual PLANO BRESSER. Gostamos de sua aula.
O desembargador LAZZARINI dá suas 13ª e 14ª aulas de DIREITO ADMINISTRATIVO – Descentralização Política e Descentralização por colaboração.
Almoço com o CAPITÃO SILVA e tenentes do reservado. Fico sabendo que o filho do TENENTE-CORONEL PM JOÃO VARGAS FILHO – 2º TENENTE PM EDUARDO DE MELO VARGAS – encontra-se na Cruz Azul e se recupera da agressão a tiros sofrida na sexta-feira, dia 19 de junho.
INFORMATICA – 3ª e 4ª aulas do Professor OSMAR. Vimos o que é um computador e como funciona.
O TENENTE-CORONEL PM BORDINI vem dar as 3ª e 4ª aulas de DEFESA TERRITORIAL. Fala da ideologia no mesmo nível do Ético. Consegue expor, a duras penas, a cultura da nossa PM e do Exército. Em seguida começa a expor o Decreto 667.
Termina uma segunda-feira sofrível. Em casa LUCINDA esteve na Prefeitura com sua irmã ESMERALDA. Vou buscá-la na Vila BUENOS AIRES. O PM BATISTA compareceu num despachante em GUARULHOS para tratar do licenciamento do meu carro, um volks 78 e regularizar a troca de cor, amarelo para cinza.
23 a. falece o Senhor MANOLO, pai da CIDA, sogro do 2º SARGENTO Ref  RENATO VENTURA, meu primo, em 22 de junho de 1991.     
22 a. falece CARLOS OCTÁVIO CAVALCANTE LACOMBE, presidente e fundador da PARANAPANEMA, em 22 de junho de 1992.   
22 a. do encerramento de minhas atividades no PONTO CERTO, em 22 de junho de 1992. Era destaque no JORNAL DA TARDE o presidente FERNANDO COLLOR ter negado as acusações de ligação com o empresário PC FARIAS feita pelo secretário da Câmara, RENAN CALHEIROS, a uma revista. Além disso, a edição trazia um especial sobre as atrações de CAMPOS DO JORDÃO no inverno e também uma matéria sobre a estréia do desenho A BELA E A FERA nos cinemas. 
21 a. falece PAT NIXON, viúva do ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, RICHARD NIXON, em 22 de junho de 1993.
21 a. da assunção de Comando do 5o. GRUPAMENTO DE INCÊNDIO, em GUARULHOS, pelo TENENTE-CORONEL PM PAULINO CORRÊA JÚNIOR, no dia 22 de junho de 1993.    
21 a. da visita ao SAN MICHEL HOTEL, com o JOÃO DE DEUS NOGUEIRA, problemas de vistoria dos Bombeiros, no dia 22 de junho de 1993.  
21 a. transf. reserva: Cel. RINALDO SCHOUB, em 22 de junho de 1993.  
21 a. da aprovação pela Câmara da regulamentação do IMPOSTO PROVISÓRIO SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA – IPMF – no dia 22 de junho de 1993. Para conseguir os votos necessários, o líder do governo, ROBERTO FREIRE, assumiu o compromisso de tratar das insatisfações dos deputados com a partilha de cargos no segundo escalão e com os cortes no Orçamento. Foi uma verdadeira bandalheira, enganosa, pois esse imposto não se destinou para os fins que se anunciavam e, de provisório, só teve a faixada. Lamentável lei que veio para enganar o povo.
20 a. da assinatura do acordo da “PARCERIA PELA PAZ”, pelo ministro do Exterior russo, ANDREI KOZYREV com a Organização do Tratado do Atlântico (OTAN). KOZYREV também assinava um segundo acordo, informal, que ampliava as ligações políticas do governo de MOSCOU com os 16 países-membros da aliança militar ocidental, em 22 de junho de 1994. O esquema da PARCERIA PELA PAZ previa o estreitamento de laços militares entre seus signatários. A RÚSSIA era a o 21º país a assinar a PARCERIA PELA PAZ, acordo oferecido a todos os países da extinta URSS e a outros países europeus.
19 a. da missão recebida pelos visitantes do MMDS: EDMILSON, NEUZIATH e CAMILO, afastando-se de nossa Entidade, após cumpri-la, no dia 22 de junho de 1995.   
18 a. falece Dona AURORA, sogra do ex–prefeito de POÁ, JOSÉ LOURENÇO MARQUES DA SILVA, também já falecido, no dia 22 de junho de 1996.
17 a. das anotações feitas em 22 de junho de 1997: neste domingo, embora estejamos no inverno, a temperatura é agradável. Esquenta bem conforme as horas vão passando. LUCINDA queixa-se de dores de dente e não me irá acompanhar em mais uma viagem que faço a POÁ.
Encontro minha filha MARIZETE, seu marido ADALVO e meu neto FELIPE com as visitas de DÉCIO DE CAMPOS e seu genro, MENDONÇA JÚNIOR, recruta da Escola de Formação de Soldados de PIRITUBA. O MENDONÇA JUNIOR gostaria de servir nos bombeiros. Pede-me para interceder junto aos órgãos competentes para que esse seu sonho se realize. Almoço com minha mãe. TIA IRENE telefona para dizer que ontem faleceu sua afilhada AURA BALAZAIMA MENDES, aos 50 anos de idade. O enterro foi hoje por volta das 10 horas. Conversamos, por telefone, com o SARGENTO PM Ref FIGUEIREDO. Fez ele um filme dos 0itenta Anos de minha mãe. Relembramos os seus trabalhos na área Centro. Depois da refeição descanso até 16:30 horas. Retornando a GUARULHOS, venho escutando o jogo entre EQUADOR e MÉXICO, pelas quartas de final da COPA AMÉRICA. A partida acaba empatada em 1 a 1. Nos pênaltis classifica-se o MÉXICO, que vence por 4 a 3.
Na chegada mais disputada da história da FÓRMULA INDY o inglês MARK BLUNDELL arrancou nos últimos minutos e cruzou emparelhado com dois brasileiros. Ganhou de GIL DE FERRAN por uma diferença de 27 milésimos. O terceiro foi RAUL BOESEL. CHRISTIAN FITTIPALDI, retornando à pista depois de alguns meses, chegou em quarto. Em quinto ficou GREG MOORE. Em sexto, outro brasileiro, MAURÍCIO GUGELMIN. O GRANDE PRÊMIO de PORTLAND foi bom para as cores do BRASIL. A classificação geral da INDY está com PAUL TRACY em primeiro lugar com 100 pontos. Em segundo vem GREG MOORE com 95; terceiro MICHAEL ANDRETTI com 91; GIL DE FERRAN é o quarto com 78 pontos; em quinto, ALESSANDRO ZANARDI e JIMMY VASSER com 69 pontos. Em sétimo, SCOTT PRUETT com 65; RAUL BOESEL é o oitavo com 61; MAURÍCIO GUGELMIN aparece em nono lugar com 56 pontos. Em décimo está AL UNSER JÚNIOR, com 37 pontos.
O TENENTE Reformado da PM JOSÉ SOARES DE ALMEIDA, de 58 anos, foi preso hoje por ficar pelado e se masturbar bem na janela de seu apartamento, na Rua MARIA PAULA, no Centro de São Paulo. Ele acabou sendo denunciado por vizinhos.
Os shows e o belo dia de sol levaram hoje 128 mil pessoas ao PARQUE DO IBIRAPUERA. A multidão disputou espaço na praça da Paz para ver a Filarmônica Jovem de BOSTON e o cantor DJAVAN.
Com um futebol envolvente, a Seleção Brasileira derrota a do PARAGUAI por 2 a 0, nesta noite, em SANTA CRUZ DE LA SIERRA, na BOLÍVIA, e se classifica para as semifinais da COPA AMÉRICA. Os dois gols do BRASIL foram marcados pelo artilheiro RONALDINHO, que ainda perdeu um pênalti no segundo tempo. Agora o time dirigido por ZAGALLO vai enfrentar na quinta-feira, dia 26, o PERU, que eliminou a ARGENTINA por 2 a 1. A outra semifinal será disputada na quarta-feira, dia 25, pela BOLÍVIA e MÉXICO.
Leio a revista VEJA desta semana: o abraço da reeleição – FERNANDO HENRIQUE CARDOSO começa a campanha, cortejando a popularidade do ex-adversário PAULO MALUF. Entrevista com FERNANDO COLLOR DE MELLO – quero voltar à Presidência.
Com um contrato milionário BORIS CASOY troca o SBT pela emissora do bispo EDIR MACEDO.
O velho mundo no dilema da nova moeda: a UNIÃO EUROPÉIA quer fazer o milagre da multiplicação dos empregos com austeridade fiscal.      
16 a. da posse do Ten. Cel. SÍLVIO ROBERTO VILLAR DIAS no comando do 2o. BPChq, em 22 de junho de 1998. Quem lhe passou o Comando foi o Tenente– Coronel VICENTE BENEDITO MARCELINO DA SILVA. No dia  20 de  junho de 2000, o VILLAR assumiu o Comando da Guarda Civil Metropolitana, já como Coronel da Reserva. Compareço no batalhão que comandei entre 25 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988. O TENENTE-CORONEL PM VILLAR vai assumir o Comando da Unidade onde trabalhou como tenente, capitão e major. Conhece-a bem e fará um Comando de futuro. Na época que comandei o 2º BPChq o VILLAR era capitão. Vamos encontrar muitos oficiais da reserva e da ativa, nossos conhecidos: CORONEL PM Res PARREIRA, LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, MELO ARAÚJO, ALFREDO FARRATH, UBIRATAN GUIMARÃES, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, Comandante Geral; CORONEL PM BONONI, Sub-Cmt PM; CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, Comandante do Policiamento de Choque; VASCONCELLOS, Comandante da APMBB e outros. O Deputado Federal ARNALDO FARIA DE SÁ preside a solenidade. Vemos também no 2º BPChq o jornalista PERCIVAL DE SOUZA. O TENENTE-CORONEL PM MARCELINO passa o Comando para o TENENTE-CORONEL PM VILLAR e se transfere para a reserva. Comanda a tropa formada o MAJOR PM MARINHO, Sub-Cmt do Batalhão. Terminada a solenidade vou para a AORPM. Está terminando o jogo COLÔMBIA 1 x TUNÍSIA 0, pelo GRUPO G da COPA DO MUNDO.
Muita agitação no MMDC. Uma secretária do Palácio da Justiça, encarregada de uma exposição sobre a Revolução de 32, no mês de julho, vem emprestar objetos daquela época. Chega o MARCOS, do Colégio São Luís, para entrevistar o veterano TOLEZANO, que marcou o encontro no MMDC. O PAULINO também vem nesta tarde para pegar alguns convites para a Solenidade de 9 de Julho.
O TENENTE PM GUEDES, que serve de ligação entre eu e o CORONEL PM GUIMARAES vem buscar a lista das Medalhas para acertos de última hora. Ele também está encarregado de receber os currículos dos dez coronéis indicados para as medalhas. O MARCONI imprime no computador os diplomas da Medalha MMDC.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES chega quando já estou deixando a Sociedade. Vai levar para BRASÍLIA o ofício para o GRÃO MESTRE GERAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, desembargador FRANCISCO MURILO PINTO, comunicando a indicação da Medalha CONSTITUCIONALISTA. Leva ele também o ofício para o Comendador ROMEU BONINI, também da maçonaria, que irá receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Nesta tarde, às 16 horas, jogam ROMÊNIA e INGLATERRA. Ainda assisto parte do segundo tempo em casa. A ROMÊNIA vence por 2 a 1 e está classificada. Nesse GRUPO G está fora da COPA a TUNÍSIA.
Começa o torneio de tênis de WIMBLEDON. O brasileiro GUSTAVO KUERTEN é derrotado pelo australiano JASON STOLTENBERG. PETER SAMPRAS, o número 1, venceu DOMINIK HRBATY; AGASSI passou por ALEX CALATRAVA. MICHAEL CHANG venceu JUAN VILOCA. No feminino, MÔNICA SELES ganhou da espanhola MARIA ANTÔNIA SANCHEZ; STEFFI GRAF passou pela espanhola GALA LEÓN. Decepção foi a derrota de MARY PIERCE para a ucraniana ELENA TATARKOVA. Também tivemos uma grande decepção na derrota do vice-campeão de ROLAND GARROS, ALEX CORRETJA, eliminado por JUSTIN GILMESTOB.      
15 a. falece o Cel. Ref. MÁRIO WANDERLEY PIMENTEL, no dia 22 de junho de 1999. Nasceu em 19 de novembro de 1919. Outras anotações nesta terça-feira. Passo pela AORPM. Ali recebo o recado do zelador que o senhor GERALDO FARIA MARCONDES quer falar comigo. Telefono-lhe. Quer ele ir ao Quartel do Comando Geral a fim de levar um convite da Conferência as Professora ELDA para o CORONEL PM RUI CÉSAR MELO. Telefono ao CAPITÃO PM JORGE LUIZ e marco uma audiência com o Comando Geral. Na Rua TABATINGUERA, cruzo com PAULO BOMFIM. Conversamos sobre o 9 de Julho. O PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS irá declamar o ORAÇÃO ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA. Ainda na Rua TABATINGUERA, cruzo com o TENENTE Ref ATHAYDE e com o advogado VÍTOR.
Telefono ao MAJOR PM NORI para acertar policiamento para duas igrejas ligadas ao PASTOR MARINHO, que irão receber os dissidentes da máfia japonesa nos dias 24 e 26 de junho. O MAJOR PM NORI é do CPA/M-1. Tenho muito trabalho no MMDC. Ainda há confusão quanto à outorga de medalhas. Chega uma indicação do Comando Sudeste para que dois generais recebam as medalhas, nomes que não estão na relação. Como resolver isso? Encaminho vários convites hoje: ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES, GENERAL RUBENS RESSTEL, Professor LUIZ GONZAGA DE FREITAS, GENERAL ANTÔNIO FERREIRA MARQUES, DOUTORA VERA LÚCIA VASSOURAS, DOM ROCCO FRAIOLI, ABADE DOM ISIDORO DE OLIVEIRA PRETO e outros. 
CORONEL ATILIANO vem trazer sugestões sobre o 9 de Julho. Seu nome foi  retirado da lista de medalhas porque já recebeu a PEDRO DE TOLEDO. O CORONEL CANAVÓ quer falar sobre sua visita a CUNHA, mas o senhor GERALDO FARIA MARCONDES vem ao MMDC e me atropela para ir ao QG. O TENENTE PM GUEDES está comigo acertando a relação das medalhas, que talvez ainda tenha de ser mexida.
Guiando seu VECTRA, aos 86 anos, o Sr. MARCONDES deixa-me apreensivo, bem como o tenente GUEDES, que está conosco. Vamos ao QUARTEL DO COMANDO GERAL, a fim de conversar com o Comandante Geral, Cel. RUI CÉSAR MELO, com os coronéis SUZANO, MIQUELINI e ALEGRETTI, com o capitão JORGE LUÍS e o ajudante de ordens do Sub-Cmt PM, Cel. GIURNI. O Coronel SUZANO não sabia que era o SUPERVISOR GERAL do evento 9 DE JULHO, conforme consta da NOTA DE SERVIÇO. Saindo do QCG, o Sr. MARCONDES leva-me até o seu apartamento, na Alameda EDUARDO PRADO. Sua esposa, dona JÚLIA, faz um café e enquanto isso acerta detalhes para a Conferência da PROFESSORA ELDA e para a formação da DIRETORIA EXECUTIVA, que deverá ser apresentada aos conselheiros em reunião de 12 de julho.
Deixando o apartamento do senhor MARCONDES, vou embarcar na estação MARECHAL DEODORO, do metrô. O regresso a GUARULHOS fica difícil por causa do adiantado da hora.
14 a. morrem afogadas 140 pessoas quando um barco afunda no rio YANGTÉ, perto da cidade chinesa de LUZHOU, província de SICHUAN, no dia 22 de junho de 2000.

ACONTECEU EM 22 de junho de 2001 : -    SEXTA-FEIRA
Não vou bem de saúde. Parece que esse frio está mexendo com minhas coronárias. Preocupo-me com a solenidade de 9 de Julho e a grande crise da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, completamente à deriva. Estamos com eleição marcada para 17 de julho, mas sem saber se haverá candidato para a presidência da Diretoria Executiva. O MMDS também não está bem. São poucas as aulas e não entra dinheiro. Com dificuldade, estamos agüentando os poucos funcionários que temos.
Parece que o BANESPA irá colaborar com o débito automático no MMDC, para que os sócios oriundos da Polícia Militar possam participar. Os problemas de Pensão Especial deixam dona CÉLIA e dona IRENE em situações constrangedoras. A Comissão Especial da Revolução – CER – não vem aceitando nossas certidões. Hoje tivemos mais um desses casos. A CER pertence a Gestão Estratégica do governo. O CORONEL PM MELLO ARAÚJO está apavorado com a situação financeira do MMDC. Pensa em dispensar dois funcionários. Apenas ficaria a dona CÉLIA. Seria o fim da Sociedade. Diz ele, por telefone, que irá resolver o problema da Sociedade. Vai terminando de maneira medíocre a sua presidência.
A audiência para entregar os ofícios de outorga de medalhas aos generais foi adiada para 2 de julho. Telefona-me o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, bastante rouco, querendo saber notícias dessa audiência no COMANDO SUDESTE. Saio do MMDC contrariado com esse relaxamento dos diretores. A Sociedade está bastante arruinada. Em casa, quero tranqüilidade. O frio é intenso. Mesmo para escrever e assistir televisão não é fácil, dando muito sono.

Uma ameaça de bomba no FÓRUM CRIMINAL MÁRIO GUIMARÃES, na BARRA FUNDA, agitou o terceiro dia do julgamento do Coronel UBIRATAN GUIMARÃES, acusado pelo massacre do CARANDIRU. Os trabalhos começaram com a noticia da localização de uma das cinco vítimas da tentativa de homicídio, o ex-detento APARECIDO DONIZETI DOMINGUES, que havia sido intimado, mas que não tinha se apresentado.
Ele justificou a ausência dizendo que a mulher estava doente e que ele a acompanhava no hospital. Aparecido garantiu presença na semana que vem, quando começarão a ser ouvidas as cinco vitimas.

O SENADO APROVOU O PROJETO DE LEI que regulamenta e acaba com os privilégios da prisão especial. O texto já havia sido aprovado na Câmara e para entrar em vigor só depende da assinatura do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. E a extinção do privilégio de cela individual para acusados portadores de diploma de curso superior. Policiais militares terão direito a ficar separados de presos comuns. 

O TRADICIONAL COLÉGIO SANTA CRUZ, em PINHEIROS, está de luto por causa da trágica morte do aluno ALEXANDRE GENTIL MACHADO, acorrida em 20 de junho, um dia antes de ele completar 15 anos. O adolescente, que estava com colegas numa fazenda em São José do Rio Preto, caiu de um buggy e bateu a cabeça.

PELÉ ficou emocionado ao se lembrar do pai durante audiência pública na CPI do futebol, em CURITIBA. O REI chorou diante dos senadores ao recordar a tristeza de DONDINHO quando ambos ouviam pelo rádio a derrota do BRASIL na COPA de 1950. "EU VI MEU PAI CHORANDO E DISSE PARA ELE: QUANDO EU FOR GRANDE, VOU GANHAR UMA COPA PARA O  SENHOR", contou PELÉ, com lágrimas escorrendo pelo rosto. 

REVELADO que o apresentador de TV, GUGU LIBERATO vai ser pai, a partir de um procedimento de inseminação artificial feito na clínica de fertilização do medico ROGER ABDELMASSIH, em São Paulo. A mãe é ROSE MÍRIAN DI MATTEO, médica e amiga dele de longa data.

A JUSTIÇA BRITÂNICA libertou os jovens ROBERT THOMPSON e JON VENABLES, 18 anos, que em 1993 mataram o garoto JAMES BULGER, de 2 anos de idade. Eles estavam presos há oito anos. O caso chocou o pais pela crueldade e pelo fato de os dois terem apenas dez anos quando cometeram o crime. THOMPSON e VENABLES serão beneficiados pela legislação britânica e a partir de agora terão novas identidades.

FALECEU, em acidente automobilístico, o jogador de futebol do VASCO, CLÉBSON MOREIRA DOS SANTOS, de 22 anos, quando se dirigia para a cidade de ITIÚBA, no sertão baiano, onde morava com seus pais.

DERCY GONÇALVES comemorou seu aniversário (94anos) com um grupo de amigos no restaurante MONTECARLO, no RIO. Entre os que cantaram o tradicional PARABÉNS para DERCY estavam o arquiteto OSCAR NIEMEYER, FLORINDA BARBOSA, viúva de CHACRINHA, e a humorista GORETE MILAGRES.

2 002  :  -   SÁBADO
Vamos conhecer os dois semi–finalistas da COPA DO MUNDO nesta manhã. Às 3:30 horas começa CORÉIA DO SUL x ESPANHA. O tempo regulamentar e a prorrogação de 30 minutos ficam em 0 a 0. Na cobrança de penalidades, a CORÉIA DO SUL vence por 5 a 3 e classifica-se para enfrentar a ALEMANHA. No outro jogo, com início às 8:30 horas, TURQUIA e SENEGAL também ficam no 0 a 0 no tempo regulamentar. Aos três minutos da prorrogação, a TURQUIA marca e com “morte súbita” classifica-se para enfrentar o BRASIL numa das semi–finais da COPA DO MUNDO.     

JUAN PABLO MONTOYA consegue sua terceira POLE POSITION consecutiva e a quarta nesta temporada. Sairá em primeiro no GRANDE PRÊMIO DA EUROPA, amanhã, em NURBURGRING. RALF SCHUMACHER ficou em segundo; MICHAEL SCHUMACHER em terceiro; RUBENS BARRICHELLO em quarto; DAVID COULTHARD em quinto; KIMI RAIKKONEN em sexto; JARNO TRULLI em sétimo; JENSON BUTTON em oitavo; NICK HEIDFELD em nono; MIKA SALO em décimo; o brasileiro FELIPE MASSA tem o 11º tempo.

A Justiça de SERRA NEGRA condenou o radialista e colunista social, JOÃO ROBERTO GASPARINI, de 36 anos, a 21 anos, dois meses e 10 dias de prisão em regime fechado, por abuso sexual contra menores. GASPARINI foi preso no último dia 9 de abril, em sua casa, em SERRA NEGRA. A decisão da Justiça foi divulgada pela juíza VALÉRIA FACIOLI LAGRASTA e ele ficará preso em cela especial.

A Polícia Civil esclareceu o assassinato de JOAQUIM ANTÔNIO DA SILVA, de 57 anos, caseiro do sítio do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. A vítima foi executada pelo sobrinho REGINALDO JOSÉ DE BORBA, de 25 anos, porque sabia que o rapaz furtava casas e chácaras vizinhas, no bairro CACHOEIRA, em IBIÚNA, a 80 quilômetros da Capital. Além de BORBA também foram presos no bairro CACHOEIRA, LUIZ ALBERTO DE ARAÚJO, de 19 anos, e o chileno JÚLIO CÉSAR FARIAS PULGAR, de 42 anos.

O traficante FÁBIO BARBOSA, o SASSÁ, foi morto durante confronto com policiais militares, em BONSUCESSO, zona norte do RIO. A blitz ocorreu no MORRO DO ADEUS, onde foram apreendidos uma bazuca, munição, uma pistola 9 milímetros e três quilos de cocaína. SASSÁ era considerado o sucessor do traficante ERNALDO PINTO DE MEDEIROS, o UÊ – que cumpre pena no presídio e segurança máxima BANGU 1 .

O estudante SAMUEL ANDRINO DA CRUZ tinha 14 anos. Gostava de andar de skate, era craque no vídeo–game e, se o assunto era futebol, sua paixão era o PALMEIRAS. Ele e o amigo BRUNO GRECCO FERREIRA DOS SANTOS, de 17 anos, foram assassinados hoje de madrugada enquanto conversavam com dois amigos, na VILA CANERO, na zona leste. PEDRO PAULO BELOTTI JÚNIOR, de 18 anos, ficou ferido. O crime aconteceu na PRAÇA BARÃO DE AQUIRÁS, a menos de 300 metros da casa de SAMUEL. Ali é o ponto de encontro dos jovens do bairro. Lá se juntam para conversar, comer pizza e passar o tempo.

O publicitário CARLITO MAIA morreu no fim da tarde, aos 78 anos, no Hospital SÍRIO–LIBANÊS, em SÃO PAULO. Ele sofria de uma doença crônica degenerativa. O velório está sendo realizado no próprio hospital, onde ele estava internado desde o início do mês. Figura histórica do PT, CARLITO era mineiro de SANTANA DAS LAVRAS DO FUNIL e veio para SÃO PAULO aos 12 anos, com a família, para morar na PRAÇA DA SÉ – um lugar que costumava definir como desalmado, “um mar de concreto”. Aos 30 anos, tornou-se publicitário. Autor do romance “VALE O ESCRITO”, trabalhou também nas TVs RECORD e GLOBO. Uma de suas características  era a capacidade de criar expressões que ficariam famosas: “Acordem e progresso!” – “Brasil ? Fraude explica” – “Deixei de usar gravatas porque sentia um nó na garganta”.  Foi o criador, por exemplo, da expressão “JOVEM GUARDA” e criou os apelidos TREMENDÃO, para ERASMO CARLOS, e TERNURINHA para WANDERLÉIA. Criou slogans petistas como  ‘OPTEÍ”, “LULA-LÁ”, “SEM MEDO DE SER FELIZ”. Em 1963, fundou a sua primeira agência de publicidade, que foi a grande responsável pela construção do prestígio da REDE RECORD, líder de audiência na época.  Conhecido como defensor da cidadania, foi homenageado, em 2000, com a criação do prêmio CARLITO MAIA DE CIDADANIA, organizado pela revista IMPRENSA, que premia quem desenvolve ações sociais em prol do cidadão e se destaca na luta pelos direitos humanos.

A atriz DERCY GONÇALVES festejou seus 95 anos com um pagode em seu mausoléu na cidade de MADALENA, no interior do RIO DE JANEIRO, sua terra natal.

Foi preso pela Polícia Federal o libanês ASSAD AHMAD BARAKAT, de 34 anos, acusado de comandar um núcleo extremista islâmico em FOZ DO IGUAÇU.

Um forte terremoto de 6,3 graus na escala RICHTER atingiu o norte do IRÃ, matando pelo menos 500 pessoas e ferindo mais de 1.500. O número de mortos deve aumentar, pois muitas pessoas ainda estavam sob os escombros. Equipes de resgate buscavam sobreviventes na região atingida pelo terremoto, cujo epicentro ocorreu na Província de QAZVIN, 225 quilômetros a oeste da capital, TEERÃ. A mesma  região  foi  atingida  em 1 990 por outro forte terremoto, que deixou mais de 40 mil mortos.

FALECEU, aos 71 anos, destacado militante dos direitos dos deficientes físicos nos EUA, JUSTIN DART JÚNIOR. Preso a uma cadeira de rodas desde os 18 anos de idade, quando teve poliomielite, foi o articulador da lei de 1990 que melhorou o acesso dos deficientes a prédios e meios de transporte. Em WASHINGTON.

Nesta noite, em meu escritório, estudo o plano do MAJOR TURB – já posto em prática – 3H/4 134133201/ - 21218415371.

2 003   :   -      DOMINGO 
100% 181837113    /4  6181/31323181/ TRÊS – (165).
Vamos fazer mais uma viagem até POÁ, a fim de almoçar com minha mãe. Embarco, na Avenida TIRADENTES, no ônibus TRANSGUARULHENSE, que me leva até às imediações da estação metrô TIETÊ. Aí inicio a viagem de trem, fazendo as necessárias baldeações na SÉ e em GUAIANAZES. Encontro como novidade no prédio construído para ser “VERAN SUPERMERCADOS”, as letras em vermelho e um fundo pintado em amarelo, denunciando a logomarca do estabelecimento. Parece que está próxima a inauguração do VERAN.
Atrapalhada com o almoço, minha mãe tem dificuldades com as panelas, mas não quer ajuda. Teme que a gente a atrapalhe. O melhor mesmo é deixar que ela faça a refeição com tranquilidade. Não vejo hoje a MARIZETE, ADALVO e FELIPE. Minha mãe diz que estão viajando. Uma outra grande novidade que encontro na Rua 26 de Março é a demolição da casa de tia FELICIDADE DE LOURDES FONSECA. Isso vai levar para o passado uma das marcas de nossa infância. O tempo se encarrega de modificar tudo. Foi assim com as casas velhas do ABRIGO BATUIRA, onde agora foi construído o VERAN SUPERMERCADOS e agora é o desmanche da casa de tia LOURDES, vendida recentemente. Comentamos que tia COTA irá completar amanhã 97 anos de idade. Minha mãe dá um dinheiro para entregar à sua irmã, como presente de aniversário. Almoçando, minha mãe vai descansar um pouco. Apenas vou deixá-la depois das 16 horas, com a chegada do CABO RENATO e de seu filho LEANDRO. Um pouco depois, eles me levam até a estação de POÁ.
Quando estava na casa de minha mãe, a LUCINDA me avisou, por telefone, que o Sr. MARCONDES queria falar comigo. Ligo para ele e combinamos ir amanhã até a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO – APMBB – para uma reunião com o Comandante, CORONEL ADAUTO LUIZ SILVA.
Na viagem para GUARULHOS, venho escutando o desenrolar do segundo tempo de PONTE PRETA 3 x CORINTHIANS 3. O time do técnico GENINHO chegou a estar perdendo de 3 a 1 até os 36 minutos do segundo tempo, mas mostrou raça e empatou com gols de ROGÉRIO (2) e LIÉDSON. No RIO, o GUARANI perdeu para o FLUMINENSE por 5 a 2. Inspirado, ROMÁRIO marcou três. Outros resultados do CAMPEONATO BRASILEIRO: SÃO CAETANO 2 x VITÓRIA 1; PAYSANDU 2 x FLAMENGO 2 ; FIGUEIRENSE 2 x FORTALEZA 2; JUVENTUDE 0 x CRUZEIRO 1.

Com dois gols de RONALDINHO e um de ROBERTO CARLOS, o REAL MADRID bateu o ATLETIC BILBAO por 3 a 1 e conquistou hoje seu 20º troféu de campeão espanhol. Foi o primeiro título nacional do brasileiro, que resgatou o corte de cabelo que exibiu na conquista do penta, com aquele topete que virou moda no mundo.

Em casa, noto que teremos mais uma noite de barulho por causa da quermesse que, felizmente, vai chegando a seu final. Apenas resta mais um final de semana (27,28 e 29 de junho) para que tudo acabe. 

Os franceses caminham firmes na busca do bicampeonato da COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Na rodada de hoje venceu a NOVA ZELÂNDIA por 5 a 0, na maior goleada até agora da disputa. A COLÔMBIA garantiu sua classificação para as semifinais ao derrotar o JAPÃO , do brasileiro ZICO, por 1 a 0, e ficou com a segunda colocação, no GRUPO A, atrás da FRANÇA.

O Tenente Reformado da Aeronáutica ROBERTO KIMURA, de 53 anos, foi morto no início da madrugada deste domingo, em uma tentativa de assalto em DIADEMA. Ele foi baleado dentro de seu CORSA SEDAN, na rua Professor EVANDRO CAIAFFA ESQUIVEL, na CHÁCARA HÚNGARA, bairro de classe média alta da cidade. O assassino, MARIVALDO SILVA DE OLIVEIRA, de 19 anos – conhecido como CHAPARRAL – foi preso por policiais militares.

ASSALTADA neste domingo a empresária ELIANA TRANCHESI, proprietária da boutique DASLU, em SÃO PAULO. O assalto foi em sua casa de CAMPOS  DO  JORDÃO, na serra paulista. Ela estava com uma filha adolescente e os empregados quando quatro homens armados entraram pelo portão aberto e invadiram a residência. Os ladrões levaram 800 euros, dois mil reais, jóias e eletroeletrônicos.

A POLÍCIA FEDERAL DE PRESIDENTE PRUDENTE prendeu na tarde deste domingo a jovem GIOVANA DE SOUZA PEREIRA, de 24 anos, por uso de documento falso e associação para o tráfico de drogas. Ela foi detida ao sair do presídio de segurança máxima depois de visitar o traficante carioca LUIZ FERNANDO DA COSTA, FERNANDINHO BEIRA-MAR. Ela é acusada de ser a contadora do bandido e de coordenar o tráfico de maconha, haxixe e cocaína no PARAGUAI.

Começou uma rebelião na Unidade Prisional de PURAQUEQUARA, em MANAUS, por volta das 16 horas, pouco antes de terminar o horário de visitas. O preso DELEON NASCIMENTO, de 21 anos, teria sido morto pelos companheiros, provocando a revolta dos demais. 75 dos 530 presos recolhidos no presídio estão amotinados. Todos os visitantes foram retirados no início da noite, mas os presos mantém três guardas penitenciários como reféns e fazem uma série de exigências, entre elas a volta do diretor DAVID NASCIMENTO, exonerado do cargo. O SECRETÁRIO DA JUSTIÇA, LÉLIO LAURIA, dirige as negociações.

Especialistas americanos estão realizando testes de DNA em restos humanos que se supõe sejam do ex-ditador iraquiano SADDAM HUSSEIN e de um de seus dois filhos – UDAY ou QUSAY – que, supostamente, estavam num comboio iraquiano atacado e destruído na última quarta-feira, dia 18 de junho.

JOSÉ BOVÉ, produtor e ambientalista francês, foi preso em PARIS e cumprirá pena de dez meses por ter destruído uma plantação de arroz, em 1999, e outra de milho, em 2000.

2 004   :   -   TERÇA-FEIRA
A EDITORA ARTPRESS tem a honra de convidá-lo para a noite de autógrafos do livro “REFORMA AGRÁRIA: O MITO E A REALIDADE” do jornalista NELSON RAMOS BARRETTO, a realizar-se no dia 22 de junho, terça-feira, a partir das 19 horas.
LOCAL: SARAIVA MEGA STORE, do SHOPPING IBIRAPUERA, localizada na Av. IBIRAPUERA, 3103 – PISO MOEMA.      

Numa manhã de sol, embora a temperatura não seja alta, vou à ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA a fim de participar de uma reunião preparatória para o desfile cívico de NOVE DE JULHO, marcada pelo tenente responsável por essa parte do evento que marca o 72º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 32. O Cel MENDES chega logo em seguida. Vamos ali encontrar: ALIANO, responsável pela PRIMEIRA COMPANHIA DE VIATURAS MILITARES; ARTHUR ROMERO, do MOTO CLUBE; ANTÔNIO FONTELES, do JEEP CLUBE; MARCELO CORDEIRO, do CORPO MUSICAL; SUSAN ITILTON HAMER, da BANDA NACIONAL. Mais tarde chega o CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Após breve apresentação do TENENTE-CORONEL CATALANO, cmt da EEF, o tenente FORNER passa a discorrer sobre a organização do desfile cívico. Aborda horários, locais de concentração, contatos com outras Entidades (ROTARY, ESCOTEIROS; recursos logísticos (condução, lanche, controle de acesso, etc).  É uma pena que pessoas responsáveis por CLUBES, ESCOLAS e entidades que se ofereceram para desfilar não tenham comparecido na reunião, embora tenham sido avisadas, inclusive na reunião de ontem na Associação Comercial.
Após o encerramento da reunião, o Cel MENDES e eu ainda ficamos conversando com ANTÔNIO FONTELES (que nos convida para um almoço no MEMORIAL DOS IMIGRANTES, no dia NOVE DE JULHO, após o evento do IBIRAPUERA) e ALIANO.
Depois, vamos ao COLÉGIO MILITAR. Somos recebidos pelo CORONEL TOSTA, diretor. O Cel MENDES acerta a realização de um concurso entre alunos do ensino médio, nos meses de agosto e setembro, sobre o Movimento Constitucionalista de 32. Uma solenidade de premiação do melhor trabalho seria realizada no dia 30 de setembro, no próprio Colégio. Cumprimentamos também o PROFESSOR ROGER, pessoa ligada ao Colégio há muitos anos.
O MENDES vai ao BANESPA e eu ainda corro para almoçar com os oficiais do MMDS que estão me esperando. Tudo é feito às pressas, pois às 14 horas, tenho de estar na Sociedade, para atender pessoas sobre o NOVE DE JULHO. Chega o currículo do desembargador TÂMBARA, presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Fica marcada uma audiência com ele no próximo dia 30 de junho, ocasião em que entregaremos o OFÍCIO DE OUTORGA da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA. O Cel MENDES também atende uma serie de pessoas que o procuram. A tarde é trabalhosa. Ainda somos acionados pela DAMCO, que recebeu seis nomes de oficiais do CPOR, diretamente. Trata-se também de um concurso, com premiação marcada para 5 de julho. Converso, via fone, com o TENENTE-CORONEL CARDOSO, sobre esse assunto. Ele marca uma visita ao MMDC para a próxima sexta-feira, dia 25.
Também elaboro um ofício para o professor CLÁUDIO OLIVEIRA ASSIS, diretor do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO Dr EPAMINONDAS FERREIRA LOBO, de ITARARÉ, que também quer participar do desfile cívico de NOVE DE JULHO.
O Cel MENDES conversa, via fone, com GINO STRUFFALDI. Hoje ele foi entrevistado por alunos do  CPOR, em sua residência.
São mais de 16 horas quando o MENDES e eu vamos embarcar no metrô. Ele está com o carro na oficina e vai até a estação TUCURUVI. Eu desço na ARMÊNIA. Desta vez a viagem de retorno para GUARULHOS é rápida e tranqüila, até agradável por causa do tempo ameno.
      
A chegada do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e sua comitiva de sete ministros transformou o velório do ex-governador LEONEL BRIZOLA, durante três minutos, numa manifestação de protesto contra o Governo Federal. Mais de 400 pessoas que lotavam o Salão Nobre do PALÁCIO GUANARARA receberam LULA aos gritos de “traidor”. Houve empurra-empurra generalizado, que quase atingiu parentes de BRIZOLA. De cabeça baixa, LULA até tentou ignorar as vaias, mas acabou saindo rapidamente junto com o ministro JOSÉ DIRCEU (CASA CIVIL) depois de cumprimentar os familiares do presidente do PDT. Constrangidos, os filhos e netos de BRIZOLA pediam para os militantes pararem com a manifestação, mas não foram atendidos.
A comitiva de LULA, que chegou às 13:25 horas, em três helicópteros, era formada pelos ministros JOSÉ DIRCEU, ANTÔNIO PALOCCI, CIRO GOMES, DILMA ROUSSEFF, EDUARDO CAMPOS, MARES GUIA e CELSO AMORIM. Num clima de muita hostilidade e confusão, LULA foi chamado de “cachaceiro” pelos manifestantes exaltados e ouviu um grupo de pessoas cantar o refrão de um sucesso da sambista BETH CARVALHO: “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”. Mesmo depois que LULA deixou o salão, o grupo continuou a gritar palavras de ordem. Munidos de pôsteres de BRIZOLA e bandeiras do PDT, eles cantaram o HINO NACIONAL e o HINO DA INDEPENDÊNCIA e pediram a renúncia do presidente. Alguns militantes chegaram a chorar dizendo que BRIZOLA não merecia tamanho desrespeito.
Os admiradores de BRIZOLA começaram a chegar ao velório na madrugada. Muitos usavam lenços vermelhos no pescoço, em alusão ao movimento gaúcho dos maragatos, que o pedetista nunca abandonou. Uma legião de políticos passou no velório. O corpo será levado amanhã para o primeiro CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (CIEP) inaugurado por ele, no CATETE. Depois, segue para PORTO ALEGRE, onde também será velado. O enterro será no dia 24, em SÃO BORJA, interior gaúcho.

MORREU a quarta vítima fatal da explosão no Quartel da Companhia de Engenharia de Combate Pára-Quedista do RIO DE JANEIRO, SÉRGIO MONTEIRO DE ARAÚJO, ocorrida em 16 de junho. Outros quinze militares ficaram feridos. Dois continuam internados em estado grave. A explosão ocorreu durante o manuseio de explosivos para um treinamento. ARAÚJO tinha ficado hospitalizado durante sete dias, com queimaduras que atingiram 70% do corpo. No RIO DE JANEIRO.

LIBERTADOS onze fiscais e auditores acusados de participar do esquema de propinoduto, entre eles o fiscal RODRIGO SILVEIRINHA, ex-subsecretário de Administração Tributária do RIO. Solto por habeas corpus, o grupo vai recorrer em liberdade. Pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, em BRASÍLIA.

A casa de leilões CHRISTIE´S DE LONDRES vendeu nesta terça-feira a obra ODALISQUE AU FAUTEUIL NOIR, de HENRI MATISSE, por doze milhões de dólares. Um dia antes, a SOTHEBY´S vendeu 6 obras impressionistas – no total elas somaram 111 milhões de dólares. O destaque foi GARÇON A LA VESTE BLEU, de AMEDEO MODIGLIANI, que atingiu 11,2 milhões de dólares.

Terroristas islâmicos executaram hoje mais um refém estrangeiro. O intérprete sul-coreano KIM SUN-IL, de 33 anos, seqüestrado no dia 17 por um grupo associado à rede AL-QAEDA, foi decapitado. A emissora de TV AL-JAZEERA, do CATAR, afirma ter recebido o vídeo de seu assassinato. O Governo sul-coreano disse que seu corpo foi encontrado em BAGDÁ. KIM SUN-IL foi capturado em FALLUJAH, um reduto de insurgência iraquiana, por um grupo que se diz leal a ABU MUSAB AL-ZARQAWI, apontado como líder da rede de OSAMA BIN LADEN no IRAQUE. Em um vídeo divulgado no domingo (20), KIM fazia um apelo desesperado por sua vida, o que mergulhou a CORÉIA DO SUL em dias de comoção, suspense, vigílias e protesto. Hoje, a AL-JAZEERA recebeu o segundo vídeo. Nele, diante do refém ajoelhado, um homem encapuzado, ao lado de outros dois, todos armados, lê uma mensagem: “Aos cidadãos sul-coreanos nós avisamos. Esse é o resultado de seus próprios atos. Chega de mentiras, de enganação. Seus soldados não estão aqui pelo bem dos iraquianos, mas pela maldita AMÉRICA”. A AL-JAZEERA não mostrou a execução. Logo depois da notícia da morte de KIM ser anunciada na TV árabe, a CORÉIA DO SUL informou que o corpo de KIM havia sido encontrado por militares dos EUA.

Pelo menos 57 pessoas foram mortas, incluindo autoridades russas, e 50 ficaram gravemente feridas em uma série de ataques a prédios do governo, postos policiais e barreiras militares na província de INGUSHETIA, no sul da RÚSSIA, na fronteira com a CHECHÊNIA. A sede do Ministério do Interior em NAZRAN, capital da província, foi atacada e incendiada. O ministro do Interior em exercício, ABUKAR KOSTOYEV, está entre os mortos, segundo relatos. Houve confrontos também nas cidades de KARABULAK e SLEPTSOVSK, também na fronteira com a CHECHÊNIA.

Um porta-voz das Forças Armadas brasileiras, que estão participando de uma força de paz no HAITI, confirmou hoje a morte do CABO da MARINHA RODRIGO DUARTE DE AZEVEDO, de 25 anos. AZEVEDO morreu depois de passar mal na noite de ontem. A causa da morte está sendo investigada. Um médico que atua com os militares brasileiros acredita que ele tenha sofrido um aneurisma. Segundo a BBC BRASIL, uma nota oficial afirmou que o CABO AZEVEDO, residente no RIO DE JANEIRO, sofreu um ataque cardíaco e morreu às duas horas, em horário local – três horas em horário brasileiro. A nota enfatiza ainda que o militar não estava envolvido em atividades de combate. Segundo o CORONEL ANTÔNIO CALOS FAILLACE, o militar seria tranferido para a REPÚBLICA DOMINICANA para tratamento, mas não resistiu. AZEVEDO foi o primeiro militar brasileiro morto no HAITI desde que militares do BRASIL começaram a chegar ao País, no início do mês. Um avião da Força Aérea Brasileira foi enviado ao HAITI para trazer o corpo de AZEVEDO para o RIO DE JANEIRO, onde deverá chegar na noite de amanhã, dia 23.

ANUNCIARAM que estão grávidas a atriz americana LIV TYLER e a modelo alemã CLÁUDIA SCHIFFER. LIV, filha do líder da banda AEROSMITH, STEVEN TYLER, terá o primeiro filho com o marido, ROYSTON LANGDON, roqueiro da banda SPACE-HOG. CLÁUDIA espera o segundo filho do seu casamento com o produtor de cinema MATTHEW VAUGHN. Em LOS ANGELES e BERLIM.

Preso JEAN-CHRISTOPHE MITTERRAND, filho do falecido ex-presidente FRANÇOIS MITTERRAND, por envolvimento num escândalo de corrupção. Ele é proprietário de uma empresa de pesca que teria se instalado na MAURITÂNIA com financiamento irregular. Desde 2000, o empresário também vem sendo investigado por envolvimento em negociações de venda ilegal de armas para ANGOLA. Em PARIS.

CONCLUÍDA a restauração da catedral de NOSSA SENHORA, símbolo da destruição causada por bombardeios de aliados à ALEMANHA durante a II GUERRA MUNDIAL. Cinqüenta e nove anos depois, a catedral concluída em 1743 recebeu uma nova cúpula e uma cruz dourada, presente do filho de um piloto inglês  que participou do bombardeio em que morreram 35 mil pessoas, em 1945. Em DRESDEM, na ALEMANHA.

ESCOLHIDA como a melhor canção do cinema americano de todos os tempos a composição OVER THE RAINBOW, do filme O MÁGICO DE OZ. A escolha foi feita pelo AMERICAN FILM INSTITUTE com o auxílio de 1.500 jurados, entre atores, diretores, roteiristas e críticos. O segundo lugar ficou com AS TIME GOES BY, de CASABLANCA. E o terceiro com SINGIN´IN THE RAIN, de CANTANDO NA CHUVA.

CONDENADO à prisão perpétua o pedófilo belga MARC DUTROUX, pelo seqüestro e estupro de seis meninas e pelo assassinato de duas delas, entre junho e 1995 e agosto de 1996. Em BRUXELAS.
   
2 005   :   -   QUARTA-FEIRA
O CORONEL PM Res MENDES mantém um contato telefônico comigo pela manhã. Ele explica o motivo pelo qual não foi ontem na Sociedade (problemas com o dentista). Explico a ele que o nosso “CORNETEIRO ELIAS” foi cremado nesta manhã, às 9 horas, na VILA ALPINA. Sem condução, não compareci ao ato. Promete estar hoje à tarde no encontro costumeiro das quartas-feiras. 
Mais um dia muito desagradável. Frio e chuvisqueiros fazem com que sair de casa se torne algo difícil, Saio tarde e somente às 13 horas é que estou chegando ao MMDS. RONALDO ainda está com uma idéia obsessiva de querer ir para o JAPÃO, onde surgiram propostas de negócios mirabolantes. Faço ver a ele que as coisas não são tão fáceis assim. Não poderá jogar a carreira em troca de sonhos. ELÁDIO está prestando serviço ao ETAPA e comenta esse trabalho; por sua vez, AMÉRICO trabalhou na segurança do METRÔ no último domingo, durante a realização das provas para “chefe de estação”. Não fico muito tempo na Entidade porque hoje é o dia do encontro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI fala comigo sobre a tal reunião que o GENERAL BUENO está arrumando para o dia 28, na CARNIDE. Ele conversou, via fone, com o CORONEL JAIRO PAES DE LIRA, presidente do Conselho Deliberativo e este quer que a reunião seja no MMDC e não no escritório do advogado.
O TENENTE MARCELO, da DAMCO, comparece no MMDC para acertar vários detalhes com relação ao 9 de julho: lista dos dez nomes dos ex-combatentes cujos restos mortais serão imortalizados na solenidade; lista dos agraciados com a Medalha CONSTITUCIONALISTA (hoje chegam os currículos do 8º Distrito Naval, bem como do advogado FÁBIO TROMBETTI). Todos os currículos que estavam em meu poder são entregues para o TENENTE MARCELO. Ficam faltando os dois indicados pela maçonaria (o CORONEL MENDES é o responsável por isso e, infelizmente, não compareceu no encontro de hoje, como tinha prometido pela manhã) e os dois indicados pelo CORONEL RENALDO (que também não tem comparecido no MMDC). É de pasmar que todos os currículos de indicados pelo Exército, Marinha, Aeronáutica, Associação Comercial, OAB, estejam já nas nossas mãos e justamente aqueles que tem uma ligação mais estreita com a Sociedade atrasem a entrega; e isso não é a primeira vez que acontece.
O CORONEL R/R ARY CANAVÓ traz os documentos elucidativos de seu depoimento na reunião preparatória da Diretoria do presidente eleito e que farão parte do anexo à correspondente ATA. Também o advogado ROMAGNOLI traz uma minuta da Notificação Extra Judicial que se pretende entregar ao Sr MARCONDES. Um bom momento será amanhã quando ele comparecerá na Sociedade para entregar a Medalha MMDC para os seis oficiais do CPOR que não a recebeu no 23 de maio por questões nebulosas.
Quem comparece hoje na Sociedade é o MAJOR PM CODELO, sub cmt do Centro de Formação de Soldados. Durante muito tempo esteve afastado, embora seja conselheiro. Vem acertar seus débitos e tomar conhecimento do que vem acontecendo no MMDC nos últimos meses.
Para completar a lista de presença dos associados que estiveram nesta tarde na Sociedade está o nosso futuro Diretor de Comunicação Social, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM.
Surge um problema nesta tarde. Em setembro de 2004, um senhor entregou um livro para dona CÉLIA, intitulado “MEMÓRIAS DE CACONDE”, onde consta um nome de um parente como ex-combatente de 1932. Agora ele necessita do livro e não o achamos na Sociedade. Fico de telefonar para dona CÉLIA mais tarde.

Enfrentando o tempo ruim regresso a GUARULHOS. O telefone novo, instalado no meu quarto, que ontem apresentou defeito, foi consertado hoje, graças à interferência da MARLENE junto à TELEFÔNICA. E a novidade digna de registro é o nascimento da “terceira” dentição da LUCINDA a partir desta quarta-feira. Está no período de adaptação da prótese e isso ela levará algum tempo para se acostumar com os novos dentes. A aparência sofre uma modificação natural e todos estranham as suas novas feições.

A professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM telefona-me. Queria ela que a COMISSÃO TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE estivesse reunida na Câmara a partir das 14 horas de amanhã. Acontece que a entrega das medalhas para os oficiais do CPOR, marcada para as 15 horas, atrapalha essa nossa ida para o encontro com os vereadores. Mas tão logo fiquemos livres dessa solenidade marcada às pressas pelo presidente, iremos para a Câmara.

Quando terminou o jogo entre BRASIL e JAPÃO, hoje, ZICO foi em direção a CARLOS ALBERTO PARREIRA para cumprimentá-lo. Tinha no rosto um sorriso alegre, vitorioso. Sabia que, não tivesse sido prejudicado pela arbitragem, teria chegado à semifinal da COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Foi recebido com um sorriso amarelo, forçado. PARREIRA sabia que, não tivesse sido beneficiado por um erro de arbitragem, sairia do estádio rumo ao aeroporto para voltar ao BRASIL. Mas o 2 a 2 em COLÔNIA mantém a seleção viva na competição. No sábado, dia 25, enfrenta a anfitriã, a ALEMANHA, às 13 horas. Foi patético ver a seleção de um país que ganhou cinco títulos mundiais fazer cera nos acréscimos do segundo tempo, para segurar o “empate salvador” contra um adversário que começou a jogar futebol anteontem. O pior é que quase não levou o terceiro gol porque MARCOS (que falhou no primeiro gol japonês) fez grande defesa numa cabeçada à “queima-roupa” de OGURO, aos 47 minutos.
BRASIL: MARCOS, CICINHO, LÚCIO, JUAN e LÉO; GILBERTO SILVA, ZÉ ROBERTO (EDU), KAKÁ (RENATO) e RONALDINHO GAÚCHO; ROBINHO e ADRIANO (JÚLIO BAPTISTA). ROBINHO marcou aos 10 minutos do primeiro tempo; NAKAMURA aos 27 e RONALDINHO GAÚCHO aos 32. OGURO, aos 43 minutos dos segundo tempo. No final do jogo o técnico PARREIRA saiu elogiando os japoneses e lamentando o “cansaço” dos brasileiros. Já ZICO reclamou da arbitragem.
 
Para o presidente da Ordem dos Advogados do BRASIL, ROBERTO BUSATO, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deveria ser ouvido pelo procurador-geral da República, CLÁUDIO FONTELES, nas investigações sobre o mensalão. “O presidente viu a corrupção ser denunciada da porta de seu gabinete”, argumentou BUSATO. “Todas as investigações legais neste momento são válidas”. Ele visitou o presidente da CNBB, dom GERALDO MAJELLA AGNELO, que acha que LULA tem a obrigação de revelar o que sabe: “Ele deve ser o mais informado de tudo para que não se coloque na posição de “não conheço, logo, não tenho nada a dizer”.

A deputada RAQUEL TEIXEIRA confirmou em depoimento no Conselho de ÉTICA da Câmara que o deputado SANDRO MABEL lhe ofereceu até 50 mil reais por mês mais um bônus de um milhão de reais, no final do ano passado, para trocar o PSDB pelo PL. Também informou dia e local em que houve o encontro com MABEL e disse que alguém do Palácio do Planalto – não sabe quem – a procurou por telefone, assim que foi mencionada publicamente como assediada para receber o mensalão.

A volta do deputado JOSÉ DIRCEU à Câmara foi acompanhada de provocação, insultos e pancadaria, no plenário e nas galerias. Parlamentares do PT e militantes do partido atuaram em sintonia, gritando palavras de ordem, enquanto deputados trocavam socos e empurrões e a presidência da Câmara inutilmente gritava por ordem na Casa. Animado pela claque, DIRCEU disse antes de discursar que isso faz “bem para o coração e para a alma”.
O governo sofreu hoje importante derrota no Supremo Tribunal Federal: por 9 votos a 1, o STF determinou ao presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, que indique os membros que faltam para instalar a CPI DOS BINGOS. A principal atribuição será investigar o funcionamento das casas de jogos e o suposto envolvimento do ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da CASA CIVIL, WALDOMIRO DINIZ com o setor. Os ministros concluíram que a não instalação da CPI desrespeitou um direito das minorias no Congresso.
O ex-prefeito de SÃO PAULO, CELSO PITTA, teve os seus direitos políticos suspensos por oito anos por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. A decisão da Justiça saiu nesta quarta-feira. A acusação: as despesas de PITTA (R$17.289,83) para assistir em PARIS a um jogo do BRASIL na COPA DO MUNDO de 1998 foram pagas pela multinacional LYONNAISE DES EAUX, controladora da VEJA ENGENHARIA, empresa que tinha diversos contratos com a Prefeitura de SÃO PAULO para a coleta de lixo. Também o governador das ALAGOAS, RONALDO LESSA, tornou-se inelegível por três anos, por improbidade. Por enquanto as medidas não têm efeito prático porque PITTA e LESSA podem recorrer da decisão da Justiça.
 
O SÃO PAULO venceu o RIVER PLATE por 1 a 0 na primeira partida da semifinal da LIBERTADORES no MORUMBI. No RIO, o PAULISTA de JUNDIAÍ ganhou o título de campeão da COPA DO BRASIL ao empatar com o FLUMINENSE por 0 a 0. O time interiorano vai disputar a LIBERTADORES em 2006.

Em depoimento de cerca de doze horas à CPI DOS CORREIOS, entre ontem e hoje, o ex-chefe de departamento da empresa, MAURÍCIO MARINHO, colocou no caso o nome do ministro LUIZ GUSHIKEN, da Secretaria de Comunicação. MARINHO disse que deveria haver uma devassa nos contratos do Departamento de Marketing dos Correios, incluindo os de publicidade. Ele chegou a traçar um plano de investigação, apontando 14 procedimentos da empresa que, em sua avaliação, precisam ser apurados. A Secretaria de Comunicação divulgou nota considerando “levianas” as afirmações de MARINHO. O depoimento do ex-chefe dos Correios também lançou suspeitas sobre a compra de 500 impressoras por dois diretores da empresa indicados pelo secretário-geral do PT, SÍLVIO PEREIRA, mas não apresentou provas de nada. Ele procurou eximir o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA de envolvimento com eventuais irregularidades nos Correios: garantiu que nunca se encontrou com o dono de empresa NOVADATA, MAURO DUTRA, que é amigo pessoal de LULA e tem contratos com a estatal. A Polícia Federal e o Ministério Público começam amanhã a fazer uma devassa nas contas publicitárias do governo LULA, para investigar indícios de lavagem de dinheiro de partidos políticos; parte desse dinheiro teria sido usada para pagar o mensalão a parlamentares aliados. O governo não enviou as informações pedidas pelos procuradores.

FALECEU, aos 86 anos, ALZIRA CAMARGO LOPES. Granjeou admiração e respeito nacional e internacional por suas atividades ligadas à família. Fundadora e ex-presidente da ESCOLA DE PAIS no BRASIL, vice-presidente da ÉCOLE DE PARENTES de PARIS e fundadora do Instituto da Família, ligado à ONU, deixa diversos livros sobre educação de pais e filhos, entre os quais: CASA DE PAIS, ESCOLA DE FILHOS, LIVRES PARA CRESCER, COMO TER UM FILHO SADIO E FELIZ e COMO VIVER FELIZ SEUS CEM ANOS. Organizadora da coletânea EDUCAR PARA O SÉCULO XXI, era uma entusiasta da vida. Dedicou seus últimos anos a dignificar a TERCEIRA IDADE, a qual fazia questão de chamar de “A MELHOR IDADE”, coordenando grupos do Colégio SÃO LUÍS e nos bairros do TATUAPÉ e JARDIM PERI.

INDICIADOS pela Justiça americana os brasileiros RAYFRAN DAS NEVES SALES, de 28 anos, e CLODOALDO CARLOS BATISTA, de 30 anos, acusados pela morte da missionária DOROTHY STANG. Eles já foram denunciados no BRASIL e estão sob custódia da polícia desde fevereiro. Em COLÚMBIA.

Em nova ação que parece ter como meta insuflar a luta sectária no IRAQUE, extremistas explodiram hoje três carros-bomba em um bairro residencial xiita de BAGDÁ, matando pelo menos dezoito pessoas e ferindo 48. Normalmente, os rebeldes atacam alvos da polícia e do Exército, mas moradores disseram que não havia na área nenhuma instalação das forças de segurança. As vítimas eram civis. Dois dos veículos explodiram diante de restaurantes e o outro numa estação de ônibus. Pelo menos 32 iraquianos morreram hoje em atentados, ataques suicidas e emboscadas em várias partes do país. Na capital, rebeldes assassinaram o professor universitário JASIM ISAWI, um ex-juiz sunita que havia sido indicado para integrar a comissão de redação da nova Constituição. O juiz e um filho de 18 anos foram mortos por franco-atiradores em BAGDÁ. Os americanos continuam tendo pesadas baixas: o comando militar no IRAQUE informou que três soldados foram mortos na terça-feira, dia 21, “em operações de combate” no IRAQUE. Ainda hoje, depois de quase oito meses como refém no IRAQUE, o filipino ROBERTO TARONGOY, de 31 anos, foi solto. O governo filipino negou ter pago resgate.

Tropas americanas e afegãs, apoiadas por aviões de combate e helicópteros dos EUA, atacaram hoje esconderijos de militantes entreguistas islâmicos matando pelo menos 76 rebeldes. Esta foi a mais mortífera batalha desde a deposição do governo TALEBAN no final de 2001. Seis soldados americanos ficaram feridos e mais de dez soldados afegãos morreram nos combates, nas Províncias de KANDAHAR, ZABUL e URUZGAN, sudoeste do AFEGANISTÃO. A operação busca reduzir a ação dos rebeldes antes das eleições parlamentares de 18 de setembro, disseram funcionários americanos. O general afegão SALIM KHAN disse que pelo menos 30 militantes foram presos. Na semana passada, mais de cem rebeldes foram mortos em operações lançadas na região sudoeste do AFEGANISTÃO.

Um tribunal militar da cidade de LA SPEZIA, centro da ITÁLIA, condenou hoje à prisão perpétua dez ex-militares nazistas alemães. Eles foram acusados de ter organizado e cometido o massacre de 560 civis italianos, entre eles 120 crianças, em 12 de agosto de 1944 em um pequeno povoado da TOSCANA, noroeste do país. Os condenados, antigos membros das SS (polícia política alemã) atualmente com mais de 80 anos, foram sentenciados à revelia, uma possibilidade contemplada pela legislação italiana.

BALEADO durante patrulhamento conduzido pelas tropas brasileiras no HAITI o TENENTE NELSON DIAS LEONI, que integra a missão de paz da ONU.

FRACASSADA a tentativa de enviar ao espaço o  primeiro “veleiro solar”. O COSMOS I seria impulsionado pela pressão dos fótons, ou partículas de luz, contra suas velas ultrafinas. Mas não alcançou sua órbita porque o foguete russo que o carregava sofreu uma pane 83 segundos após o lançamento. Projetado por cientistas russos, o COSMOS I custou 4 milhões de dólares financiados na maior parte pela COSMOS STUDIOS, empresa fundada pela viúva do astrônomo CARL SAGAN.

2 006  :   -   QUINTA-FEIRA   
Logo pela manhã recebo uma notícia alvissareira do doutor ROMAGNOLI. Está do DIÁRIO OFICIAL de hoje que o juiz condenou o “ESTADO” e o JORNAL DA TARDE a publicar o DIREITO DE RESPOSTA ao infame artigo que foi colocado nos jornais em 17 de dezembro de 2005, pelo SENHOR ROBERTO DUAILIBI, sob pena de pagar dez mil reais por dia. Em fins do ano passado, no dia 17 de dezembro, esse senhor achou de publicar um artigo rebatendo a nossa reunião na OAB, um dia anterior. Foi ofensivo, machucando muita gente. Elaboramos o DIREITO DE RESPOSTA, encaminhamos o pedido aos jornais “O ESTADO” e “JORNAL DA TARDE” e não fomos atendidos. Restou a via judicial. Agora, aguardaremos o cumprimento da sentença. 

O PEDRO vem em casa logo pela manhã. Estamos sossegados face ao jogo de logo mais. Ele não consegue consertar o computador e é obrigado a levar o HD para sua casa. Irá descobrir o que aconteceu. Ficarei sem computador durante pouco tempo. Isso irá me prejudicar, pois é rotina ficar digitando minhas memórias.
                   
Telefono para o meu irmão CARLOS, no Hospital do Coração, na PRAÇA OSWALDO CRUZ. A implantação das artérias é um grande problema, e a operação ficou marcada para amanhã. Surgiram algumas dúvidas nos exames pré-operatório, mas agora tudo está resolvido.   

Com o jogo BRASIL x JAPÃO, novamente o País pára. Não vou para SÃO PAULO e também não posso fazer quase nada, já que o PEDRO levou o HD do computador para conserto. Assisto os jogos da COPA DO MUNDO. Na hora da decisão, a seleção italiana despachou a REPÚBLICA TCHECA e garantiu a primeira colocação no GRUPO E. A ITÁLIA venceu por 2 a 0, gols  de  MATERAZZI e INZAGHI. GANA venceu os EUA por 2 a 1, garantindo a classificação para as oitavas-de-final. Entre as cinco seleções da ÁFRICA no Mundial deste ano, apenas GANA passou.
Em um jogo polêmico e complicado, com dois pênaltis não marcados a seu favor, a AUSTRÁLIA conquistou hoje com um empate de 2 a 2 contra a CROÁCIA, o direito da classificação. A equipe enfrentará a ITÁLIA na próxima segunda-feira, dia 26.

PARREIRA finalmente mudou a escalação e a forma de jogar da nossa seleção. O time levou um susto com um gol japonês, mas reagiu e goleou o JAPÃO por 4 a 1, em DORTMUND. RONALDO desencantou e marcou dois gols. Com a vitória, o BRASIL parte embalado para encarar GANA nas oitavas-de-final. Depois de muito mistério, o técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA trocou meio time e começou a partida com cinco alterações. CICINHO entrou na lateral direita, no lugar de CAFU. GILBERTO substituiu ROBERTO CARLOS, na lateral esquerda. O volante GILBERTO SILVA começou na vaga de ÉMERSON. JUNINHO PERNAMBUCANO entrou na posição do volante ZÉ ROBERTO. No ataque, ROBINHO começou no lugar de ADRIANO. Como esperado, RONALDO foi mantido. Com um time mais jovem e mais leve em campo, o BRASIL ganhou velocidade. O JAPÃO não partiu para a frente. Ficou esperando para tentar o gol nos contra-ataques. Com ROBINHO na frente, a seleção ganhou opções de jogadas de ataque. Ele correu o campo todo até a intermediária da defesa para ajudar na marcação e buscar o jogo. RONALDINHO GAÚCHO ganhou um parceiro para tabelar, e seu futebol brilhante apareceu. Mas a maior mudança foi com RONALDO. Mesmo pesando 90 kg, o camisa nove estava pronto para voar. E voou. O FENÔMENO teve mais movimentação, correu atrás da bola, abriu espaços, tabelou com os companheiros e marcou a saída de bola da defesa. Com tanta força no ataque, o BRASIL descuidou da defesa. E levou um susto, aos 33 minutos, quando TAMADA fez o gol japonês. Nos descontos, GAÚCHO levantou, e CICINHO ajeitou de cabeça para o FENÔMENO, também de cabeça, para empatar. No segundo tempo, o entrosamento continuou. Aos 7 minutos, RONALDO e GAÚCHO tabelaram, e o FENÔMENO chutou raspando a trave. JUNINHO arriscou de fora da área. Na primeira falha do goleiro KAWAGUCHI, a bola entrou e o BRASIL virou. No lugar de ZÉ ROBERTO, o PERNAMBUCANO deu mais qualidade à saída de bola da defesa para o ataque, além de se tornar uma perigosa arma nos chutes de longe e nas jogadas de bola parada. GILBERTO SILVA ficou mais plantado entre os zagueiros, como o titular ÉMERSON, com funções exclusivamente defensivas. Bem no apoio, GILBERTO marcou o terceiro gol brasileiro, aos 14 minutos, após receber bola de RONALDINHO GAÚCHO. No meio do segundo tempo, PARREIRA colocou RICARDINHO no lugar do GAÚCHO, e ZÉ ROBERTO no de KAKÁ. Com isso, JUNINHO avançou e ZÉ ficou de volante. E tinha mais. Em tabela com JUAN, RONALDO chutou da entrada da área e ampliou para 4 a 1, igualando o recorde do alemão GERD MÜLLER, com 14 gols em Mundiais.    

Nesta noite, o CORONEL MENDES entra em contato comigo. Diz ele que estava na Polícia Civil quando recebeu um telefonema do Comandante Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, a respeito do Monumento-Mausoléu. Quis o Cmt Geral saber de detalhes acerca dos direitos legais da Sociedade Veteranos de 32-MMDC sobre o Obelisco e qual é a interferência do GENERAL BUENO nessa história. Perguntou se o General pertencia à Diretoria Executiva e quais as razões de sua participação no restauro. O MENDES fez uma explanação desde os momentos da chegada do general na Sociedade, na época em que ainda existia o CONSELHO SUPREMO e o Cmt Geral era o presidente nato. O Cmt Geral quer uma reunião nossa na semana que vem. O CORONEL MENDES irá amanhã até SANTO ANDRÉ, onde está sendo montado o núcleo da Sociedade no TIRO DE GUERRA. Acontece que sou avesso à pessoa de CARLOS FANCHIONI, que já causou dissabores ao MMDC. Esse senhor quis colocar a política dentro da Sociedade, o que é ilegal estatutariamente falando. Digo ao MENDES que prefiro não ir a SANTO ANDRÉ, mas faço votos que tudo dê certo. MENDES também disse que os diplomas da Medalha CONSTITUCIONALISTA, que será entregue no CPOR em 7 de julho e também em SANTO ANDRÉ, em 3 de julho, já estão em andamento na 5ª EM/PM, onde ele esteve hoje. Também a relação das autoridades que receberão essa medalha no RIO DE JANEIRO, em 14 de julho, também está na 5 ª EM/PM. Falta apenas ele fechar a grade daquelas que iremos entregar no IBIRAPUERA, na solenidade do 9 de Julho. 

Uma mulher de 80 anos foi assassinada com uma facada nas costas, ontem à tarde, em PINHEIROS. Segundo a polícia, o filho dela, o professor PAULO SÉRGIO BAISI, de 46 anos, confessou ter matado a mãe, BASSIMA SAYEG BAISI. À polícia, ele teria dito que estava embriagado. Como de costume, BASSIMA foi até o apartamento do filho, na rua SIMÃO ÁLVARES, levar a comida dele, por volta das 13 horas. BAISI não teria gostado da comida e atingiu a mãe com uma facada nas costas, por volta das 15 horas. Após o crime, o acusado teria interfonado para o porteiro dizendo que a mãe passava mal. O funcionário do prédio chamou o Resgate do Corpo de Bombeiros, que identificou na vítima lesões que aparentavam queimaduras. O filho teria posto fogo na mãe.
BAISI estava separado da mulher há pelo menos um ano e meio e sofria de depressão há cerca de três meses. Além disso, bebia muito e vizinhos reclamavam que ele falava alto e que gritava com os dois filhos, um menino de doze anos e uma menina de seis anos.

A Executiva Estadual do PMDB ratificou hoje a pré-candidatura de ORESTES QUÉRCIA ao governo de SÃO PAULO, um dia após o nome do ex-governador ter sido vetado para o posto de vice na chapa encabeçada pelo pré-candidato do PSDB ao Palácio dos BANDEIRANTES, JOSÉ SERRA. O anúncio oficial do nome de QUÉRCIA foi feito por ele próprio, também presidente estadual do PMDB,depois de longa conversa com o presidente nacional do partido, MICHEL TEMER.

A Promotora de Justiça Militar ELIANA PASSARELLI envolveu-se em confusão com PMs da 2ª Companhia do 23º BPMM, hoje, ao tentar prestar queixa de roubo no 23º Distrito Policial (PERDIZES). Mesmo com sua carteira funcional em mãos, um PM à paisana lhe deu voz de prisão por desacato, a puxou pelo braço, deu uma rasteira e a chutou. A PM abriu Inquérito Policial Militar para apurar os fatos. Paralelamente, foi registrado boletim de ocorrência para averiguar abuso de autoridade e desacato, no qual figuram como vítimas, respectivamente, ELIANA PASSARELLI e a soldado ANDREA CRISTINA CARDOSO. A confusão ocorreu durante o jogo do BRASIL e JAPÃO. Motivo: ELIANA parou seu carro em uma vaga reservada aos veículos da PM. O CAPITÃO PM FERNANDO ALENCAR, representando o comando da área, limitou-se a dizer que apenas o IPM esclarecerá o caso.
“Isso é perseguição porque há duas semanas entrei com representação no Tribunal de Justiça contra o subcomandante-geral da PM e o corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar e ela foi aceita”, diz ELIANA, que atua na 2ª Auditoria de Justiça Militar, junto à Corregedoria da PM. A representação é para investigação de condescendência criminosa e favorecimento em razão de um desvio de verba pública. 

Recebeu o Prêmio MARIA COORS CABOT o jornalista JOSÉ HAMILTON RIBEIRO. Ele é repórter especial do programa GLOBO RURAL, da Rede GLOBO. Foi o único brasileiro a levar o prêmio. Conferido pela Faculdade de Jornalismo da Universidade COLÚMBIA, esse prêmio se destina a jornalistas que cobrem a América Latina.

CONDENADO a 326 anos de prisão o brasileiro JUVENILSON DIAS DA SILVA, de 34 anos, réu confesso de dezenove agressões sexuais e oito roubos contra mulheres na periferia madrilenha, entre 2000 e 2003. A promotoria conseguiu a sentença máxima, além do pagamento de cerca de 515.000 euros em indenizações. SILVA ficará preso por vinte anos, tempo máximo de encarceramento permitido pela lei espanhola.

Um dos ícones da arte pop, uma peruca de ANDY WARHOL (1928-1987) foi vendida em um leilão por 10.800 dólares. WARHOL foi um dos principais artistas americanos das décadas de 1950 e 1960. Seus retratos em série de símbolos da cultura pop e do consumo dos EUA marcaram a entrada da cultura popular e industrial nas artes plásticas. Uma foto Polaroid do boxeador MOHAMMED ALI feita por WARHOL e autografada pelos ex-campeão mundial dos pesos pesados também foi leiloada. MARILYN MONROE (‘1926-1962), retratada várias vezes por WARHOL, teve itens vendidos no mesmo leilão. Um vestido e um casaco usados em filmes atingiram mais de 50 mil dólares. O caderno de telefones que a atriz usou entre 1960 e 1962, quando morreu, foi vendido por 31 mil dólares. Em NOVA YORK.

Nomeado secretário-geral do Estado do VATICANO, pelo PAPA BENTO XVI, o cardeal de GÊNOVA, TARCÍSIO BERTONE, de 71 anos. O cargo, anteriormente ocupado pelo cardeal ÂNGELO SODANO, é considerado o segundo em importância na escala do poder da SANTA SÉ, e BERTONE deve assumi-lo em setembro. Em ROMA.

2 007      :     -    SEXTA-FEIRA
Comento um engano nesta manhã. Penso que a solenidade de Formatura dos soldados de PIRITUBA, no VALE DE ANHANGABAÚ, seria por volta das 10 horas. Saio mais cedo de casa, deixando de ler os jornais e lançar no computador as principais notícias. Mas, como tenho um tempo livre, resolvo ir para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Sem ninguém para atrapalhar, procuro colocar em ordem os papéis da minha mesa, inclusive lendo documentos que me interessam. A impressora a laser, que ganhamos do FRANCISCO GIANNOCCARO é rapidíssima. Procuro imprimir muita coisa referente aos dias 16-18 e 19-21.
Vou almoçar com os oficiais da segurança. Não temos notícias do RONALDO. Nem sabemos se ele já chegou a seu destino, pois estava viajando de ônibus.
Nesta tarde, quando chego à Sociedade, já está presente o GINO STRUFFALDI, pronto para comparecer no VALE DO ANHANGABAÚ. Acontece que chega GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Ele foi indicado pelo FRANCISCO GIANNOCCARO para receber a Medalha Constitucionalista de 1932 na solenidade de 9 de Julho. Pede convites para serem entregues a pessoas de suas relações, inclusive o cônsul da ITÁLIA. Também se filia à Sociedade. Chega também o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Quer conversar com o CORONEL PM Ref MENDES sobre entrega de medalhas. Acontece que nosso companheiro está no CPOR e vai chegar justamente no horário em que devemos ir para o VALE DO ANHANGABAÚ.
Hoje, num dos dias mais esplendorosos para o MMDC, irão se formar 805 soldados da turma “JUBILEU DE DIAMANTE DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”. Encontramos vários coronéis da ativa e, enquanto não chega o governador, podemos conversar sobre vários assuntos. O TENENTE-CORONEL PM CODELO saiu do Centro de Formação de Soldados e foi para o Centro de Recuperação da PMESP. Com isso, parece estar pendente a participação do coral do CFSds na solenidade marcada para o dia 2 de julho na Associação Comercial. Aproveito que o CORONEL PM JOSÉ CARLOS FRANCO, comandante do CFSds, está presente para tocar nesse assunto. Ele pede para aguardar o término da solenidade. Cumprimentamos o Secretário da Justiça, MARREY; o Secretário da Segurança Pública, MARZAGÃO BARBUTO; o adjunto da SSP, MALHEIROS; Cmt Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ; o subcmt CORONEL PM JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES; o DIRETOR DE ENSINO, CORONEL PM RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS; O Cmt do CPC, CORONEL PM AILTON ARAÚJO BRANDÃO; o Cmt do Policiamento de Choque, CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA; o diretor de Pessoal, CORONEL PM DAVID ANTÔNIO DE GODOY; CORONEL PM ISIDRO SUITA MARTINEZ; CORONEL PM ADEMIR APARECIDO RAMOS; CORONEL PM DANIEL BARBOSA RODRIGUES; CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA; CORONEL PM ALMIR GONÇALVES ALBUQUERQUE (cmt do CPA/M-7) e muitos outros oficiais.  
Em particular, o deputado estadual CONTE LOPES vem falar comigo sobre o Caso Lamarca. Explico a ele o que estou fazendo no sentido de mostrar todo o meu desencanto com esse episódio. Cito que esse triste episódio foi discutido veementemente na Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial e, ontem, na OAB, quando conversei com vários advogados na oportunidade do exame das monografias sobre a Revolução Constitucionalista. Encontro também o repórter de “O ESTADO”, MARCELO GODOY, que durante algum tempo compilou documentos de minha biblioteca para uma tese que ele estava elaborando acerca da Força Pública na época do terrorismo. Falamos sobre o Caso Lamarca. Outras autoridades também abordam essa situação antes de começar a solenidade.
Doente, também comparece o CAIO ALFAYA. Conta que esteve internado na UTI com graves problemas intestinais.
O TENENTE FÁBIO NAKAHARADA, orador do evento, enaltece, a todo momento, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, situando os nomes do GINO, do CORONEL MENDES e do CORONEL VENTURA. A turma de formandos leva o pomposo nome de “JUBILEU DE DIAMANTE DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”. Uma multidão razoável está presente no VALE DO ANHANGABAÚ. Ali estão pais, irmãos, namoradas, esposas, parentes dos formandos, além de amigos convidados. Como são 805 soldados, pode-se multiplicar por três, com muita folga, o número de pessoas presentes para assistir a cerimônia.
A solenidade se inicia sem a presença do governador, na premiação dos dirigentes do MMDC. O Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA não chegou ainda e eu recebo uma placa em seu nome. O GINO é a vedete da festa. Muita gente quer fotografá-lo. 
Depois da solenidade, converso com o CORONEL PM JOSÉ CARLOS FRANCO, Comandante do CFSds. Ele entrega o convite para uma solenidade que irá acontecer em PIRITUBA na manhã do dia 29, onde ele promete que a Sociedade irá gostar. Cumprimento o jovem tenente FÁBIO NAKAHARADA pelo magnífico desempenho desta tarde, como orador. O MENDES conseguiu convencer o TENENTE-CORONEL PM CODELO para ser o nosso tesoureiro. No dia 28, em reunião de Diretoria Executiva ele deverá ser nomeado pelo Presidente, sendo que o TENENTE PM FÁBIO NAKAHARADA ficaria como 2º Tesoureiro.
O GINO e o MENDES vão embarcar na estação SÃO BENTO de metrô. Acompanho o professor JOSÉ CARLOS até imediações da galeria PRESTES MAIA. Depois, embarco no metrô, na estação ANHANGABAÚ e retorno à Sociedade, por volta das 19 horas, para acertar problemas que ainda faltavam ser resolvidos.
Retorno tarde para GUARULHOS. LUCINDA diz que o PAULO CÉSAR está exultante pela possibilidade de adquirir uma impressora a laser, para colocar no “lan house”. Vamos pagar essa máquina para que ele possa ganhar dinheiro imprimindo para terceiros.
Na noite, revejo meus e mails. Entre eles está o do CÉSAR TORRES comunicando que a missa de sétimo dia do presidente da Seção do RIO GRANDE DO SUL da Associação dos Ex-Combatentes Poloneses, SPK, MARJAN ZUBA, será amanhã, na Igreja dos Poloneses, Igreja de NOSSA SENHORA DO MONTE CLARO, Bairro SÃO GERALDO, em PORTO ALEGRE. Ofereço minhas condolências.

O sargento do Exército EVANDRO JESUS RODRIGUES, de 31 anos, foi preso hoje, suspeito de fabricar armas exclusivas das Forças Armadas para vender a criminosos da facção que domina presídios paulistas. O armamento era confeccionado artesanalmente, na casa de RODRIGUES, na VILA MILITAR de BARUERI, na GRANDE SÃO PAULO. Para atrair clientes, ele dizia fazer parte de uma organização de militares criminosos, a “máfia verde” – referência à cor do uniforme do Exército.

Tumulto, brigas e agressões à imprensa marcaram o último dia de ocupação da reitoria da Universidade de SÃO PAULO, hoje. Após 51 dias de invasão, a reitora SUELY VILELA e uma comissão formada por alunos e funcionários assinaram um termo de compromisso no qual uma série de exigências dos manifestantes seriam atendidas em troca da desocupação do prédio. Por volta das 18 horas, um grupo de alunos lavou a entrada da reitoria, usando água, sabão e rodos. Enquanto faziam isso, eles usaram uma mangueira para sobre os repórteres que estavam no local.
Mais de cem estudantes que ocupavam o prédio começaram a deixá-lo às 18:15 horas, carregando faixas e cantando hinos, e agruparam-se em frente à reitoria. Um grupo de jovens, supostamente ligado ao Partido da Causa Operária entrou em confronto com os estudantes por causa de uma faixa de protesto. A pancadaria foi controlada pelos próprios membros do movimento. A desocupação completa do prédio acabou por volta das 19 horas. Pelo menos dois repórteres foram agredidos por estudantes mascarados quando pediam autorização para entrar no edifício para constatar se havia ocorrido depredação.

Fracassada a idéia de criar uma comissão com três senadores para relatar o processo do presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, no Conselho de Ética, seus aliados procuram outra solução. A idéia é convocar o líder do PMDB, VALDIR RAUPP, que se colocara à disposição para assumir a tarefa rejeitada pela maioria dos conselheiros. Com a avaliação de que RENAN ganhara sobrevida, chegou a ser sugerido hoje, nos bastidores, que a decisão final do Conselho fique para depois do recesso de julho.
A idéia é tentar arrastar o processo até 18 de julho, quando começa o recesso parlamentar. Nas semanas do recesso, esfriaria a denúncia de que o lobista CLÁUDIO GONTIJO, da MENDES JÚNIOR, pagou por dois anos a pensão da filha de RENAN com a jornalista MÔNICA VELOSO. A manobra dificilmente terá respaldo no Senado. WÁLTER PEREIRA, da tropa de choque de RENAN, admite que a cobrança da oposição por mais investigações pode adiar o fim do processo. Mas nega intenção de deixar o caso para depois do recesso.

O administrador de empresas MATTEO LORENZETTI, de 27 anos, foi encontrado morto, hoje pela manhã, com um tiro na nuca, em uma estrada de terra do bairro PARQUE INTERLAGOS, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a 91 quilômetros da capital. Ele havia sido seqüestrado na noite de quinta-feira, dia 21 de junho, quando deixava a empresa de papéis de sua família, na cidade, e o pai chegou a pagar o resgate. A polícia também investiga a possibilidade de ter ocorrido latrocínio (roubo seguido de morte) ou vingança.
Segundo o delegado LEON NASCIMENTO RIBEIRO, da DAS de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, testemunhas relatam ter ouvido tiro durante a novela PARAÍSO TROPICAL, da TV GLOBO. “Isso significa que a morte ocorreu cerca de uma hora depois do seqüestro, apesar de a família ter pago o resgate”.

A Aeronáutica reagiu hoje à operação padrão dos controladores de vôo e afastou quatorze deles – um dos quais teve a prisão anunciada. Esses profissionais foram apontados como “lideranças negativas”. As punições tiveram apoio do presidente LULA. Após quase nove meses de problemas nos aeroportos, o comandante da Aeronáutica, JUNITI SAITO, anunciou medidas para normalizar a situação, mas adiantou que de início podem causar mais problemas.

A história de uma adolescente de 15 anos, que sobreviveu após ter sido estuprada, espancada e enterrada viva por seis dias chocou a CHINA. A garota ficou tão ferida que permaneceu três dias, desacordada. Ela foi localizada pela polícia depois de ser abandonada numa antiga mina de carvão. A polícia já prendeu o suspeito do crime. Ela teria sido agredida pelo sócio do pai dela, um homem de 50 anos.
O acusado – identificado apenas como GOU – teria convencido a menina a entrar em seu carro quando ela deixava sua escola, na cidade de CHONGQING, sudoeste da CHINA. Ele então levou a adolescente a ir até a mina abandonada, onde o crime teria acontecido.
A menina estava desaparecida desde o dia 8 de junho. A jovem chinesa está hospitalizada em estado grave.

O polêmico escritor britânico SALMAN RUSHDIE, autor de “OS VERSOS SATÂNICOS”, voltou hoje a ser alvo de fúria dos muçulmanos. Milhares de pessoas foram às ruas em KARACHI e outras cidades do PAQUISTÃO, em protesto contra o título de cavaleiro, concedido ao escritor pela família real britânica no último sábado. Na capital ISLAMABAD, os manifestantes queimaram fotos do escritor e pediram seu assassinato. O governo local também fez um protesto formal. 

2 008       :      -       DOMINGO
O Jornal VALEPARAIBANO publica neste domingo uma reportagem intitulada: CRUZEIRO FAZ FESTA PELA REVOLUÇÃO DE 32. Cidade foi palco de importantes batalhas na Guerra de SP.
Os 76 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo, dia 9 de julho, serão comemorados em CRUZEIRO com desfile cívico, exposições e a chegada da 3ª Caminhada por Amor a São Paulo, formada por 25 pessoas e percorreram 912 quilômetros de SANTA FÉ DO SUL a CRUZEIRO.
O VALE DO PARAÍBA foi um dos principais palcos da Revolução de 32. Ocorreram combates em CRUZEIRO, CUNHA, SILVEIRAS e GUARATINGUETÁ.
(Essa reportagem foi feita por LUCIANA MENDES e se acha arquivada nas pastas sobre o MMDC/2008.)
                         
A temperatura oscila muito neste domingo. Temos 16 graus pela manhã. Depois aumenta durante a tarde e cai novamente â noite, acompanhada de chuvisqueiros. Pela manhã, FELIPE MASSA venceu o GP DA FRANÇA.
Restam dez etapas para o encerramento do campeonato e pode acontecer de tudo. Mas ao menos hoje FELIPE MASSA resgatou um pouco daquele sabor que os brasileiros tanto aprenderam a apreciar e há um bocado já esquecido: a liderança do MUNDIAL, que voltou para as mãos de um piloto nacional após quinze anos. Desde AYRTON SENNA, em 1993, que o País não tinha um representante no primeiro lugar da classificação. MASSA venceu o GP DA FRANÇA, no circuito de MAGNY-COURS, atingiu 48 pontos, dois a mais que o polonês ROBERT KUBICA, da BMW, quinto hoje, e cinco na frente do companheiro da FERRARI, KIMI RAIKKONEN, segundo na prova. JARNO TRULLI foi o terceiro a chegar; HEIKKI KOVALAINEN em quarto; ROBERT KUBICA em quinto; MARK WEBBER em sexto; NELSINHO PIQUETE em sétimo; FERNANDO ALONSO em oitavo; DAVID COULTHARD em nono; LEWIS HAMILTON em décimo; RUBENS BARRICHELLO chegou em décimo-quarto.

MARCOS fechou o gol, com os habituais milagres, o ataque mostrou eficiência, ao aproveitar as chances criadas, e o PALMEIRAS venceu pela primeira vez longe de casa. Após duas derrotas e um empate distante do PALESTRA ITÁLIA, em sete rodadas do CAMPEONATO BRASILEIRO, o campeão paulista fez 2 a 0 no VASCO, em SÃO JANUÁRIO, e entrou para valer na briga pelo título.
Com o triunfo desta tarde, o PALMEIRAS chegou a 13 pontos, três atrás dos líderes CRUZEIRO, FLAMENGO e GRÊMIO.

O técnico CUCA ainda não conseguiu fazer do SANTOS um novo time. Se levar em conta a exibição de hoje, o treinador santista terá enorme trabalho pela frente. Em uma partida desastrosa na VILA BELMIRO, o SANTOS conseguiu reabilitar um dos piores times do CAMPEONATO BRASILEIRO: foi goleado por 4 a 0 pelo GOIÁS, que não vencia uma partida havia quase três meses.

A briga pela liderança do Campeonato está bonita e acirrada. Com 16 pontos, FLAMENGO, GRÊMIO e CRUZEIRO dividem a ponta. Mas a vantagem nos critérios de desempate, é do rubro-negro carioca. Com os 3 a 1 sobre o IPATINGA, hoje, o campeão carioca chegou aos 16 gols (contra 12 do GRÊMIO) – conta com o melhor ataque – e ao saldo de 9, ao lado dos gaúchos. Os mineiros têm 8. Outros resultados: GRÊMIO 3 x ATLÉTICO PARANAENSE 0; VITÓRIA 2 x INTER 1; NÁUTICO 2 x ATLÉTICO MINEIRO 1.

O goleiro SÍLVIO LUIZ, que já jogou no VASCO, no CORINTHIANS e teve seus melhores momentos no SÃO CAETANO, está em estado de coma, depois de ter sofrido grave acidente de carro na manhã de hoje, no RIO. O NEW BEETLE que dirigia bateu na traseira de um ônibus, na Avenida PASTOR LUTHER KING, no bairro ENGENHO DA RAINHA, região de subúrbio, na zona norte da capital, e ficou destruído. Motorista e passageiros do ônibus nada sofreram e o caso foi registrado no 44º Distrito Policial.
O choque foi por volta das 9 horas. O socorro chegou mais tarde e o atleta foi levado ao Hospital Municipal SALGADO FILHO, no MÉIER, por volta das 11 horas. Após avaliação inicial, houve a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva e, até o início da noite, seu quadro de saúde era considerado grave, mas estável.  O goleiro sofreu traumatismo craniano. SÍLVIO LUIZ também teve luxações em uma das mãos e em um dos ombros. Além disso, ocorreu lesão na coluna cervical.
“O SÍLVIO está em coma induzido”, declarou LUIZ FELIPE MARTINS, médico do BOAVISTA, clube carioca que o contratou há uma semana para a disputa da Série C nacional. SÍLVIO LUIZ estava sozinho no carro. No depoimento do motorista do ônibus, o choque aconteceu pouco depois de ter parado em um ponto.

Há vitórias que marcam a vida de uma seleção e mesmo de um país. A de hoje em VIENA poderá ter esse peso para o futebol espanhol. Graças ao goleiro IKER CASILLAS, a FÚRIA superou todos seus traumas, acabou com jejum de 88 anos e chegou às semifinais da EUROCOPA.
Os espanhóis venceram a atual campeã do mundo ITÁLIA nos pênaltis (4 a 2) e agora enfrentam a RÚSSIA, na quinta-feira, dia 26, por uma vaga na final. Eliminada, a AZZURRA que desembarcou nos ALPES como grande favorita volta para casa com campanha sofrível: duas derrotas, um empate e apenas uma vitória.

Depois de quase seis meses de guerra no tucanato paulista, o ex-governador GERALDO ALCKMIN foi sacramentado como candidato do PSDB à Prefeitura de SÃO PAULO, com 89,9% dos votos da convenção do partido, realizada hoje. A indicação – com uma margem tão grande de votos – só foi possível após a intervenção do governador JOSÉ SERRA, que demoveu o grupo de vereadores e tucanos com cargos na prefeitura da idéia de levar à convenção o nome do prefeito GILBERTO KASSAB para disputar com ALCKMIN a preferência do partido. Com essa articulação, o governador teria saído mais fortalecido em sua caminhada rumo à campanha presidencial, em 2010.
Com o DEM engajado no governo estadual e, portanto, um aliado em potencial para sua campanha à Presidência, JOSÉ SERRA usou, hoje, a convenção do PSDB para fazer uma defesa fervorosa da preservação da aliança com o partido em SÃO PAULO ainda nesta eleição.

A Polícia Federal flagrou a ação de uma rede de tráfico de influência e corrupção que manteve aberto o prostíbulo de luxo W.E., principal elo da organização criminosa que mandava prostitutas para o exterior e lavava dinheiro desviado do BNDES e que foi desarticulada pela OPERAÇÃO SANTA TERESA. Interceptações telefônicas demonstram a participação de fiscais da Prefeitura de São Paulo, policiais civis e assessores políticos da Câmara Municipal e envolvem o presidente da Casa, vereador ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, o CARLINHOS,  em manobras que teriam permitido ao esquema manter aberta a casa W.E., apesar de falta de alvará e irregularidades na construção do prédio que ocupava na Rua PEIXOTO GOMIDE, em CERQUEIRA CÉSAR, na região central. As negociações ocorreram em março e abril. Durante ela, FABIANO ALONSO, genro e homem de confiança de CARLINHOS, diz ao lobista da organização criminosa, CORONEL PM Res WILSON DE BARROS CONSANI JÚNIOR, que o presidente da Câmara “vai ajudar” e afirma que CARLINHOS tratou do problema com o prefeito GILBERTO KASSAB nos dias 8 e 9 de abril. CARLINHOS negou ter despachado com o prefeito. A assessoria de KASSAB apresentou hoje a agenda do prefeito nesses dias. Nela não há despacho com o presidente da Câmara. Além de encontros políticos, o prefeito participou de inaugurações nos dois dias.
Além de FABIANO ALONSO, as escutas da PF mostram que o nome do chefe de gabinete da presidência da Câmara, CAMILO CRISTÓFARO MARTINS JÚNIOR, também foi envolvido na trama. Ele próprio telefona, às 17:28 horas do dia 3 de abril, para o CORONEL PM Res WILSON DE BARROS CONSANI e demonstra indignação com a situação, dizendo que seu nome foi usado. “Eu não tenho culpa se a minha sala é política e todo mundo freqüenta”, disse. CONSANI havia conversado pouco antes com FABIANO ALONSO, genro do vereador ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES. O coronel relatou que um delegado da Polícia Civil chamado TIAGO, que freqüentava a W.E. e era amigo da casa, havia dito que poderia resolver os problemas do prostíbulo com a Prefeitura. O policial, segundo CONSANI, disse: “O CAMILO foi avisado por FABIANO e, por isso, telefonou para o coronel. Tudo porque o vereador, segundo disse FABIANO, só aceitaria ajudar se não houvesse mais gente tratando do negócio.   
Três anos e três meses após a chacina de 29 pessoas em NOVA IGUAÇU e QUEIMADOS, no RIO, a BAIXADA FLUMINENSE teve hoje outro episódio semelhante de violência, dessa vez em DUQUE DE CAXIAS. Quatro homens encapuzados abriram fogo contra um bar no bairro PARQUE FLUMINENSE, matando sete pessoas, entre ela um sargento da PM e deixando outras sete feridas. O crime aconteceu ontem à noite, por volta das 23 horas.

A ex-primeira-dama RUTH CARDOSO, de 77 anos, mulher do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, está internada no Hospital SÍRIO LIBANÊS. A antropóloga deu entrada no hospital na última quinta-feira, dia 19 de junho, por causa de uma angina, uma dor ou desconforto no peito que ocorre quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. Amanhã, dona RUTH deverá ser submetida a um cateterismo, método pelo qual é possível detectar a presença ou não de entupimentos nas artérias ou veias coronárias.

Mais de oitocentas pessoas desapareceram hoje nas FILIPINAS quando o ferry-boat em que viajavam emborcou em meio a um tufão que deixou mais de 150 mortos em terra e um rastro de destruição no arquipélago.
Os donos do ferry declararam que havia 845 desaparecidos após descobrir uma lista extra com mais 100 passageiros. Apenas 32 pessoas conseguiram nadar até a terra após o acidente, que ocorreu no sábado, aproximadamente ao meio-dia. Seis corpos foram resgatados.

Pelo menos quinze pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas hoje em um ataque lançado por uma suicida na cidade de BAQUBA, a noroeste de BAGDÁ. Ela detonou os explosivos perto de um comboio policial que esperava para levar vários presos do tribunal para a prisão. Entre os mortos estão seis policiais.      

Morreu hoje, em PARIS, aos 94 anos, o escritor egípcio ALBERT COSSERY, conhecido como o “VOLTAIRE DO NILO” por suas ironias contra os poderosos. COSSERY foi encontrado morto em seu quarto em um modesto hotel no bairro de SAINT-GERMAIN-DES-PRÉS, onde vivia desde 1945. Não há detalhes sobre sua morte. O escritor, autor de oito obras, todas em francês e repletas de sarcasmos e sabedorias orientais, se transformou em um personagem conhecido no boêmio bairro de PARIS. Nele conviveu com personalidades da literatura e da arte, como o escritor ALBERT CAMUS, a cantora JULIETTE GRÉCO e o escultor GIACOMETTI.

O comediante norte-americano GEORGE CARLIN morreu neste domingo em decorrência de um ataque cardíaco, no hospital de SANTA MÔNICA, na CALIFÓRNIA, segundo seu assessor JEFF ABRAHAM. Ele tinha 71 anos. Formou com JACK BURNS uma dupla cômica nos anos 1960. CARLIN tornou-se conhecido por desafiar a censura oficial: sua rotina de trabalho era denominada da seguinte maneira: “As sete palavras que nunca foram ditas na televisão”. A irreverência e a coragem fizeram com que a Suprema Corte dos EUA tivesse que se pronunciar sobre as “grosserias” ditas para os telespectadores, em 1978. O tribunal manteve assegurado o poder de o governo intervir na programação televisiva se ela veiculasse linguagem obscena. GEORGE CARLIN trabalhou durante décadas na televisão. Ele ganhou quatro prêmios GRAMMY. Criou programas para o canal HBO e estava na estréia de SATURDAY NIGHT LIVE, em 1975.

2 009       :      -    SEGUNDA-FEIRA
PAUTA DA REUNIÃO DE DIRETORIA EXECUTIVA EM 22 DE JUNHO DE 2009  

1 – SAUDAÇÃO ÀS BANDEIRAS
2 – PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS DA SOCIEDADE
3 – PROBLEMAS FINANCEIROS: AINDA NÃO FOI CRIADO UM SISTEMA RACIONAL DE PAGAMENTO DOS ASSOCIADOS E O CONTROLE DESSES PAGAMENTOS NÃO É REALIZADO A CONTENTO 
4 – OUTROS ASSUNTOS

PRESSSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC:
     O fim precípuo da Sociedade é preservar, arquivar e difundir por todos os meios de comunicação ao seu alcance a transmissão à memória do povo brasileiro da dignidade e a grandeza do Movimento Constitucionalista de 1932. Assentam-se também propósitos cívicos e patrióticos.
     Para que s finalidades sejam realmente cumpridas os núcleos da Sociedade são ramificações da própria Sede, obedecendo-se totalmente ao Estatuto da Sede.
     Os associados são congregados em um corpo único e os núcleos formados na capital deverão ter em vista o que preceitua a letra “c” do Estatuto: “congregar os associados em um corpo único, com o intuito de defender intransigentemente os interesses individuais e coletivos da classe, sem nunca perder de vista a inserção da mesma no campo dos altos objetivos nacionais.”
     Além de outros dispositivos estatutários os núcleos deverão ter em vista também, tal como a sede, que se deve defender o modo de vida brasileiro e as tradições, ideais e interesses da Pátria, em concordância com os preceitos constitucionais, intransferíveis e impostergáveis, atribuídos a todos os brasileiros.
     Há necessidade de estreito relacionamento entre os núcleos da Sociedade, com a prestação de contas de todos os seus atos. Consideramos os núcleos como um braço avançado da Sede, não se podendo furtar ao relacionamento constante de seus filiados.
     Por sua vez os núcleos deverão se voltar mais para  o público jovem, isto é, as escolas, faculdades, universidades, pois as crianças e os adolescentes representam o futuro da nação e deverão conhecer os ideais preconizados pelo Movimento Constitucionalista de 1932.
      Nos núcleos também deverão ter representatividade em todos os segmentos da comunidade, se possível até o eclesiástico. Além dos professores, médicos, engenheiros, ou sejam, todas as entidades do bairro, os núcleos deverão ter uma abrangência cada vez maior sobre o público formado em sua área de atuação.
      Os núcleos criados em outros municípios atendem ao dispositivo estatutário da letra “j” que diz o seguinte: “organizar e/ou reconhecer entidades congêneres em outras cidades.”
      Essas entidades deverão obedecer aos preceitos estatutários da sede e cumprir os pressupostos básicos estabelecidos pela Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Terão seus CNPJ e os associados prestarão contas aos próprios núcleos criados em outras cidades.      

Comentários feitos por um dos dirigentes de núcleo, que transmite suas observações, pertinentes aos pressupostos:
1. A mera existência dos núcleos decorre da existência da sede da Sociedade, e não o contrário. Nesta linha de raciocínio, a sede poderia ser comparada com um comando central, e, como todos sabemos, o comando deve estar ciente de todos os passos dados na ponta da linha. Mais do que isso, é DEVER do subordinado informar e assessorar o comando em tudo aquilo que lhe for possível. Não é razoável que não seja de conhecimento da sede tudo aquilo que se passa nos núcleos;
2. A transparência é essencial para que haja progresso, tanto da sede, como dos núcleos. Assim, é imperioso que periodicamente sejam apresentados, por parte dos núcleos, os projetos realizados, os projetos em andamento, os projetos a serem realizados, mas, sobretudo, a contabilidade local pormenorizada. A sede deve poder contar com a receita oriunda dos associados dos núcleos;
3. É de conhecimento geral que não há grande número de associados e, mesmo assim, boa parte encontra-se inadimplente. Sem embargo, cada núcleo deveria esforçar-se por aumentar o número de associados, e tentar minimizar ou até mesmo eliminar a inadimplência dos associados já existentes por meio da conscientização individual e coletiva. Pode parecer argumento brutale insensível, mas a verdade é que se um núcleo deixou de trazer novos associados e deixou de recolher as mensalidades dos associados já existentes é porque não cumpriu sua atribuição básica, que é a divulgação da Sociedade. Não há, assim, razão para a existência do núcleo;
4. As atribuições básicas e acessórias dos núcleos deveriam estar pormenorizadamente descritas em documento específico para este fim, aprovado pela diretoria executiva da Sociedade. Desta maneira, não haveria espaço para mal-entendidos, brigas ou discussões, pois tudo estaria escrito. Restaria mais tempo, portanto, para trabalhar na divulgação da Sociedade, nos projetos locais e centrais e na aproximação de todos os núcleos;
5. Poderia haver uma reunião quinzenal, mensal ou até mesmo bimensal com a presença da diretoria executiva da Sociedade e de TODOS os presidentes dos núcleos. Desta maneira, haveria maior entrosamento entre os núcleos, maior troca de idéias e experiências entre seus representantes, mas, sobretudo, aumentaria o nível de conhecimento da diretoria executiva da sociedade sobre aquilo que acontece em cada núcleo.

Certamente tais medidas aumentariam a carga de trabalho de TODOS os administradores, tanto da sede, como dos núcleos. É importante ressaltar, entretanto, que todos estávamos cientes da tarefa que nos propusemos a realizar.

Com o intuito de chegar cedo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, saio de casa por volta das 8 horas. No entanto vou sofrer um tremendo castigo. Um acidente na pista engarrafa tudo. Somente por volta das 10:20 horas é que estou conseguindo embarcar no metrô do TIETÊ.
Quando chego no MMDC encontro à minha espera o GINO, ROMAGNOLI, TENENTE-CORONEL PM CODELO e PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. São 10:40 horas. Falta o CORONEL PM MENDES e o presidente fica aflito. Começamos com atraso a reunião de Diretoria Executiva abordando a pauta preparada antes. Há fortes atritos com o tesoureiro pela sua omissão no cargo. Desde julho do ano passado estamos para implantar o boleto bancário e, por incúria, até agora isso não saiu. Promete ele que tratará disso com mais seriedade, junto ao SANTANDER-BANESPA. O ROMAGNOLI cismou com a entrega das medalhas. Diz que o conselho, do qual ele faz parte, não se reúne e pretende levar o caso à frente. Pena é que o MENDES não esteja presente para encarar essa melindrosa situação.
Enfim foi uma reunião proveitosa. Penso eu que o tesoureiro irá tomar mais cuidado com a sua missão.
Mais tarde vou enfrentar uma situação ruim no MMDS. MARIO MARGARIDO não está bem de saúde. As coisas ficam paradas porque VICTORIO também anda claudicando muito no serviço. Contam-me que nasceu a MARIA FERNANDA, filha do TENENTE LUZ, na última quarta-feira, dia 17. Tenho grande trabalho na Sociedade, nesta tarde. O CAPITÃO HERBERT, que está cuidando do Núcleo “ROMÃO GOMES” em formação, traz a primeira mensalidade e a inscrição de 34 associados, um início auspicioso para o mais novo núcleo, que ainda nem foi instalado.   
Recebo um telefonema do vice-presidente do núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Ele quer participar de nossas atividades. Pretende vir a São Paulo no mês de agosto para agraciar o nosso presidente com uma medalha municipalista do núcleo.
Repórteres querem entrevistar o GINO e entram em contato direto com a casa do presidente. Amanhã fará uma entrevista no Monumento Mausoléu antes de participar da festa do “DIA DOS ANIVERSARIANTES”.
Cansado, com as pernas doloridas, e a cabeça cheia de problemas, regresso para casa depois das 17 horas.

Recebo um telefonema do MAJOR PM Res ROHRER, Chefe de Gabinete do Subprefeito de ARICANDUVA, querendo “velhinhos” para uma solenidade em comemoração ao 77º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, no dia 8 de julho, naquele bairro. Encaminho a ele o endereço do veteraníssimo OSVALDO VIANA e, depois, os contatos com o Doutor GODOY, cujo currículo a sobrinha VÂNIA me manda nesta noite pela Internet. É um médico que participou da revolução e que também tem 100 anos:                                                                                                              
PREZADO ROHRER
Sinto-me contente por saber do seu interesse cívico pela EPOPÉIA DE 32. Receba meus sinceros parabéns.
Estou encaminhando o endereço do veteraníssimo OSVALDO DIANA, que amanhã completará 100 anos.
Que DEUS permita a possibilidade dele estar presente no evento que vocês estão planejando.
Vou conversar com o nosso presidente, GINO STRUFFALDI, para verificar sua agenda e se tudo der certo, também ele estar na solenidade. Talvez precisemos agilizar horários com viatura, se for possível. Manteremos contato.                                                                     CORONEL PM VENTURA

ROMAGNOLI apresentou um tremendo problema na reunião de Diretoria Executiva, hoje pela manhã, na discussão de assuntos diversos. Como membro da Comissão das Medalhas ele não tem participado das reuniões.
OUTORGA DE MEDALHAS
Inconformado com o desprestígio dispensado a minha pessoa bem como, a outros associados, gostaria de que fossem informados, oficialmente, todos os associados desta Sociedade e, principalmente membros da Diretoria, a forma de escolha das personalidades indicadas para receberem tão especiais honrarias.
Digo isso, pois, sou sabedor que as indicações deveriam ser discutidas pelo Conselho da Medalha, do qual, diga-se de passagem, faço parte. Lamentavelmente, nunca, em tantos anos, presenciei qualquer reunião deste Conselho.
Assim, na qualidade de Diretor Jurídico desta sociedade, gostaria que os Decretos das Medalhas fossem respeitados bem como, o art. 80 de nosso Estatuto.
Carlos Alberto Maciel Romagnoli.

CAPITÃO PM ALEXANDRE manda-me a seguinte mensagem:
22JUNHO2009 entrega de medalhas em SÃO MIGUEL PAULISTA
Cmt,
comunico a data e o local para entrega das 17 (dezessete) Medalhas Constitucionalista do Núcleo São Miguel Pta:
data - 14 de julho de 2009, às 9h
local - no auditório D, localizado na Av. Dr. Ussiel Cirilo, 93, São Miguel Paulista - SP.
Cap PM Alexandre Bueno Pinheiro - Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo
1º Ten PM Natanael Soares dos Santos - Presidente da Diretoria Executiva
Obs. Qualquer dúvida sobre o local, segue o contato estabelecido.
Colocamo-nos a disposição,
Atenciosamente,
Carlos Tiveron
Supervisão
Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
Universidade Cruzeiro do Sul
Fone: (11) 2037-5757
carlos.tiveron@cruzeirodosul.edu.br
A edição de atos secretos beneficiou ou obteve a chancela de ao menos 37 senadores e 24 ex-parlamentares desde 1995. Não há distinção partidária. São senadores que aparecem como beneficiários de nomeações em seus gabinetes ou que assinaram atos secretos da Mesa Diretora criando cargos e privilégios. A existência de tantos nomes indica que a prática dos boletins reservados era bem conhecida. A investigação mostra que ela envolveu todos os presidentes e primeiros-secretários que passaram pelo Senado desde 1995. O corregedor ROMEU TUMA aparece na relação; o atual primeiro-secretário, HERÁCLITO FORTES, responsável pela comissão que levantou os atos, também. TUMA atribui a crise a uma “briga interna de funcionários” e à disputa política pela presidência do Senado. Tanto senadores da base aliada quanto da oposição criticaram hoje abertamente o presidente da Casa, JOSÉ SARNEY, e propuseram o seu afastamento do cargo, entre outras cobranças feitas no plenário. Para ARTHUR VIRGÍLIO, importa mais que “o Senado sobreviva à crise” do que “SARNEY na presidência.”

Falece dona JÚLIA HOLLAND MacDONELL, aos 92 anos de idade, em JOANÓPOLIS. Ela é autora da crônica “RECORDAÇÕES  DE  1932”:
Ao celebrar a data Nove de Julho, que todos sabem que é feriado, mas poucos sabem por que, lembrei-me da cidade de São Paulo durante os três meses da revolução que não vingou, mas acabou mudando o Brasil. São lembranças dos meus 15 anos.
No dia 23 de maio de 1932 soldados do exército federal assassinaram quatro jovens paulistanos (Martins, Miragaia, Drausio e Camargo) cujo crime era terem se demonstrado a favor da Constituição. No mesmo dia, numa esquina da Praça da Republica onde tombaram, ergueu-se uma tosca cruz.  No dia seguinte o lugar virou santuário concorrido pelo povo. Fui ver. Os soldados se abstiveram de atacar os peregrinos.  Estava lançado o movimento MMDC, a revolta do Estado de São Paulo contra a ditadura de Getúlio Vargas.
É engano pensar que foi um movimento da elite.  A cidade toda participou e todas as classes se irmanaram.  Todos, ricos e pobres, brasileiros natos e estrangeiros residentes na cidade.  Nossa querida Capital, menor e muito mais bonita naquela época.
Meu pai, Charles Barnsley Holland, freqüentava o Anglo-American Club, e passava por lá diariamente ao sair de seu escritório na Rua 15 de Novembro.  Contou-nos um dia que o cônsul inglês, o saudoso Arthur Abott, foi flagrado ao dizer: “Nós precisamos ganhar!”
A Companhia Singer colocou as máquinas de costura de seu mostruário ao serviço das senhoras americanas que queriam costurar camisas e pijamas para os soldados. Mamãe participava do grupo de costureiras e passava duas ou três tardes por semana na loja da Rua das Palmeiras.  Nos outros dias costurava em casa, ou cortava e enrolava ataduras na mesa de jantar.  Nisto eu ajudava, pois não tinha habilidade manual para fazer tricô, como a Vovó e a irmãzinha Mary.  Vovó tricotava sem parar. Todas as mulheres idosas e muitas das jovens tricotavam malhas e meias.  Fez muito frio no inverno de 1932.
Meu irmão George e um filho de ingleses, Arthur Reeves, se alistaram no exército como mensageiros. Andavam juntos, montados em suas motos.  Viajavam entre Cunha, na divisa com Rio de Janeiro pela estrada velha, e as outras cidades do Estado.  Corriam dia e noite, cobertos de pó, pois eram poucas as estradas pavimentadas e os serviços de correio e rádio eram precários. Meu irmão Harold participava de uma organização de voluntários da retaguarda. Coordenavam o movimento das tropas que cuidavam da segurança da cidade.
Os guardas-noturnos se alistaram no recém-formado exercito.  Em todos os bairros, donos de casa prestavam serviço voluntário, cuidando de suas casas e suas famílias.  A turma do papai cuidava dos Jardins, entre meia noite e três da madrugada.  Reuniam-se em nossa casa às 11.30h, um alemão com seu cachorro de raça, um italiano moço e alegre e papai com nosso pequeno vira-latas.  Tomavam uísque e depois saíam compenetrados, cada um com sua bengala.  Bons tempos, quando uma bengala era a única arma necessária!  Não aconteceu nenhum roubo nos Jardins nos três meses da revolução.
Os carteiros do correio central se alistaram.  Os escoteiros foram substituí-los, entre eles nosso irmão menor, Robert virou carteiro.  Os meninos andavam de bicicleta ou de bonde.  Houve um tumulto no começo dos trabalhos, pois os meninos encontraram uma sala cheia de cartas não entregues, algumas cobertas com a poeira de até 20 anos.  No afã inocente de cumprir o dever, as entregavam nos endereços antigos.  Noivados desfeitos, mortes, perdas de emprego, contas não pagas, um alvoroço!
Todas as noites ficávamos atentos ao único rádio da casa para ouvir as últimas notícias, que sempre começavam com o refrão do “Trem Blindado do Chuchu”. O povo todo contribuía para o bem dos soldados e feridos, desde as grandes tecelagens ao mais humilde dos doadores.  Registrava-se tudo. Fiquei comovida ao escutar “Menina Tal, 3 ovos recebidos.” Foi pelo rádio que ficávamos sabendo do drama dos municípios do interior. Foram muitos os mortos e feridos, pouca a munição, poucos os meios de transporte. Tremíamos de pena, pois os recursos se concentravam na Capital.
Comida não faltava, porque grande parte do interior era zona rural.  Lembro-me de 1932 como o ano dos morangos. Os melhores seriam exportados para Rio de Janeiro, e como era impossível enviá-los até lá, a cidade de São Paulo os consumia.  Morangos aqueles, plantados em pequenos sítios, sem agrotóxicos, grandes, doces e baratos com nunca mais vimos.
A Santa Casa recebia a maioria dos feridos.  Os hospitais particulares também reservaram alas.  A escola e universidade Mackenzie entregou seu ginásio como hospital de campanha. Muitas alunas se apresentaram como enfermeiras. A sra. Dorothy Warren, esposa do médico irlandês dr. Warren, comprava uma cesta de verduras todos os dias no mercado central e mandava suas Girl Guides (Bandeirantes) entrega-las no Mackenzie.  Participei deste serviço.
Esperávamos.  Algum outro Estado iria se juntar a nós, Minas Gerais certamente. Talvez algum Estado do sul. Mas o tempo se esgotava e uma noite, no aniversário de algum membro da família, entre quarenta ou mais, avós, tios e primos, papai teve a temeridade de dizer que não poderíamos ganhar a guerra.  Por pouco, não foi linchado.  A tia avó Eliza avançou sobre ele com seu leque.  Mas ele estava certo.  Passaram-se muitos anos até a renovação da democracia.
Na madrugada do dia 1º de outubro acordei assustada.  Vi um soldado barbudo, coberto de poeira vermelha sentado sobre minha cama.  Soltei um grito de pavor.  Depois vi, em pé, minha mãe sorridente ao lado dele. Envolvi-me nos braços do estranho; era meu irmão. -Feliz aniversário Julinha, a guerra está se acabando. 
Pena – seria tudo em vão?  
O tempo passou; a maioria dos soldados descansa. A corrupção do tempo do Getúlio foi pequena, quase irrelevante, comparada com o drama dos dias de hoje. No coração dos paulistas o ideal da liberdade cívica ainda vive. Precisamos de uma nova reviravolta.  Que venha logo, mas que seja pacifica.


A Polícia Militar saiu, hoje pela madrugada, do campus da Universidade de São Paulo, na zona oeste. Desde 1º de junho, a PM ocupava a reitoria e outros prédios, para evitar que grevistas impedissem a entrada de funcionários. A greve dos servidores, porém, continua.

Um acidente na madrugada entre um ônibus e um caminhão matou uma mulher que atravessou a rua e feriu sete passageiros no cruzamento das avenidas SALIM FARAH MALUF e CELSO GARCIA na zona leste, além de provocar congestionamentos na região durante toda a manhã. O trânsito só foi liberado no local às 13:12 horas. A vítima que morreu era uma mulher de 38 anos, que fazia a travessia na faixa de pedestres e foi atingida pelo ônibus da empresa Consórcio ALIANÇA PAULISTA. Ela ficou prensada entre o veículo e a mureta do canteiro central. As sete pessoas feridas estavam no ônibus. Elas foram levadas ao Pronto-Socorro do TATUAPÉ.

Uma onda de pessimismo dominou as negociações do mercado financeiro hoje e derrubou as principais bolsas de valores do mundo. O movimento, intensificado pela revisão negativa do BANCO MUNDIAL sobre o crescimento global em 2009, fortaleceu o dólar em relação às demais moedas e fez recuar o preço das commodities.
No BRASIL, a Bolsa de Valores de SÃO PAULO, fortemente influenciada pelos preços internacionais, caiu 3,66& e ficou abaixo dos 50 mil pontos. O dólar subiu 2,58% e rompeu a barreira dos R$2. A moeda americana, que no ano perdeu 13,32% ante o real, fechou cotada em R$2,024.

Procuradores da Republica querem que autoridades civis comandem a busca pelos corpos dos guerrilheiros que lutaram no ARAGUAIA. A informação está em ofício enviado ao procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA. O eventual caráter militar das buscas foi rejeitado também pelas famílias dos guerrilheiros, que cobraram a abertura dos arquivos da repressão.
O regime militar repetiu, ao longo de 1974, nas matas do ARAGUAIA, o método usado décadas antes pelos franquistas na GALÍCIA para eliminar guerrilheiros republicanos presos. Após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), os vencedores utilizaram o verbo “passear” ao se referirem à “libertação” de presos e à transferência deles das celas para campos afastados das cidades, onde eram fuzilados e deixados em valetas às margens de rios e estradas. No Sul do PARÁ, os militares brasileiros optaram por dar ao verbo “fugir” um novo significado – execução sumária.         

Pelo menos 6 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas hoje à tarde quando um trem do metrô colidiu contra a traseira de outro na periferia de WASHINGTON, durante a hora do rush. Vagões dos dois trens ficaram encavalados no pior acidente nos 33 anos de história do sistema de metrô de WASHINGTON. As ferragens tiveram de ser cortadas para retirar alguns passageiros que ficaram presos. O número de mortos deve aumentar.

Cerca de mil manifestantes de oposição voltaram hoje a protestar nas ruas de TEERÃ, apesar das ameaças da Guarda Revolucionária do IRÃ de reprimir com violência qualquer manifestação contra o resultado das eleições do dia 12. Membros da polícia e da milícia basij, vinculada ao regime islâmico, dissiparam a demonstração com disparos para o alto e bombas de gás lacrimogêneo. 

2 010         :         -      TERÇA-FEIRA
Na fase classificatória da COPA DO MUNDO começa a definição dos Grupos. Hoje teremos os jogos MÉXICO x URUGUAI e FRANÇA x ÁFRICA DO SUL no horário das 11 horas. À tarde, definir-se-ão os classificados e os eliminados do Grupo B: NIGÉRIA x CORÉIA DO SUL e GRÉCIA x ARGENTINA.
Infelizmente não poderei seguir essas partidas porque no horário das 14 horas começa uma reunião na ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA com os participantes civis no desfile de 9 de Julho.

Decepcionada, mas orgulhosa. Foi assim que a torcida sul-africana viveu hoje a eliminação da seleção anfitriã. Os BAFANA BAFANA venceram a FRANÇA por 2 a 1, mas foi pouco para a classificação. Políticos e analistas dizem que a campanha ajudou a unir um país ainda dividido por décadas de apartheid. Por outro lado, o orgulho sul-africano também serviu de fumaça para esconder uma realidade que preocupa: o desempenho fraco das seleções africanas na primeira Copa realizada no continente e os lucros menores do que o esperado. Como o técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA havia prometido, os sul-africanos tinham como meta terminar o Mundial deixando uma imagem positiva. Durante o jogo contra a FRANÇA, a torcida festejava cada gol e jogada como se fosse a conquista de um título.
O milagre não ocorreu e a ÁFRICA DO SUL entrou para a história como a seleção anfitriã com pior campanha numa Copa. Mas nem o apito do juiz dando fim à participação sul-africana no Mundial calou as vuvuzelas, que continuaram a soar, tanto no estádio quanto nas ruas de BLOEMFONTEIN e mesmo no centro do bairro pobre de SOWETO.

Numa manhã fria e chuvosa eu compareço nessa reunião. O MAJOR PM PIAZZA começa a falar sobre o desfile e me causa surpresa a delimitação do tempo do desfile civil para meia hora, por ordem do governador. Por outro lado causa descontentamento a notícia de que apenas 40 carros antigos poderão desfilar. No ano passado o governador JOSÉ SERRA já quis acabar com a empolgação da data máxima de SÃO PAULO com a quebra das comemorações, querendo que o desfile e a entrega de medalhas fosse no Palácio dos Bandeirantes. Isso não foi realizado graças a uma tomada de posição da Sociedade Veteranos de 32-MMDC que seria melhor não acontecer a solenidade. Numa reunião com o Comandante Geral, em 2009, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, essa situação foi contornada e o desfile e entrega das láureas foram no IBIRAPUERA, defronte o Monumento Mausoléu como acontece todos os anos.
O MAJOR PM PIAZZA deixa o TENENTE PM CRUZ com a incumbência de explanar os pormenores do desfile civil. Há um certo constrangimento nessa reunião, mesmo porque acontece, quase ao mesmo tempo, outra reunião do Cmt da APMMBB, CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, coordenador do evento, com todos os oficiais que irão trabalhar na solenidade de 9 de Julho. Expresso o meu repúdio pelo cerceamento do desfile civil em apenas 30 minutos. Interessante é que a DATA MAGNA de SÃO PAULO está sendo relegada a um plano inferior por questões simplesmente políticas. Mas a famigerada PARADA GAY pode durar o dia inteiro em SÃO PAULO, atrapalhando todo o trânsito da cidade, e o governo permite que isso aconteça, por motivos financeiros e também políticos. Outra grande aglomeração aconteceu recentemente com a MARCHA PARA CRISTO, e totalmente permitida. Outros movimentos grevistas acontecem com freqüência na PAULISTA, na PRAÇA JOÃO MENDES e outros lugares e o governo nada pode fazer ou não quer fazer para a não realização desses atos.
Saio da reunião, profundamente amolado, na companhia do MOACYR FORTE, que, em seu carro, me leva até o MMDC. Pouco tempo tenho para resolver os problemas da Sociedade. Vou ao TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL para assistir a cerimônia de entrega do COLAR DO MÉRITO ELEITORAL ao poeta PAULO BOMFIM.
Sou o primeiro a chegar no TRE. Aguardo a chegada dos convidados. Um deles é o Professor ADILSON CÉSAR, Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA. Entre as pessoas que comparecem: FRANCES DE AZEVEDO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, Doutora NELLY CANDEIAS, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MARGARIDA ROSA, Doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VIVIANO FERRANTINI, REINALDO BRESSANI.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Desembargador WÁLTER DE ALMEIDA GUILHERME, abre a Sessão Solene de entrega do “COLAR DO MERITO ELEITORAL PAULISTA” ao poeta PAULO BOMFIM.
A solenidade de entrega do COLAR DO MÉRITO ELEITORAL ao poeta PAULO BOMFIM é algo fascinante, muito humano, enaltecendo as qualidades do poeta. Os oradores falaram muito bem sobre o ato solene do TRE e PAULO BOMFIM foi ovacionado de pé, várias vezes, pelos presentes.
Depois, no coquetel, os abraços e as conversas entre os amigos maravilharam as pessoas que tiveram o privilégio de se reunir nesta noite. Nosso amigo JOSÉ D´AMICO, um dos artífices dessa entrega da comenda ao PAULO BOMFIM, percebe que sua atuação foi meritória e reconhecida.
ATA DA 9254ª SESSÃO, EM 22 DE JUNHODE 2010
SESSÃO SOLENE
Aos vinte e dois dias do mês de junho de dois mil e dez, reuniu-se às dezessete horas e trinta minutos em sessão solene, o Tribunal Regional Eleitoral, sob a Presidência do Senhor Desembargador Walter de Almeida Guilherme. Compareceram os Senhores Juízes, Desembargadores Penteado Navarro e A. C. Mathias Coltro, convocado, Doutores Baptista Pereira, Paulo Hamilton, convocado em razão da ausência previamente justificada do Juiz Paulo Henrique Lucon, Clarissa Campos Bernardo, convocada, Galdino Toledo Júnior, Luís Francisco Aguilar Cortez, convocado em razão da ausência previamente justificada do Juiz Moreira de Carvalho, e os Doutores Pedro Barbosa Pereira Neto, Procurador Regional Eleitoral, e Jade Almeida Prometti, Secretária do Tribunal. Aberta a sessão, foi dispensada a leitura e aprovada a ata da sessão anterior. Iniciando os trabalhos, o Senhor Desembargador Walter de Almeida Guilherme assim se pronunciou: “Cumprimento a todos. Aqui estamos reunidos para outorgar o “Colar do Mérito Eleitoral Paulista” ao acadêmico, jornalista, poeta de São Paulo, poeta do Brasil, Paulo Bomfim.” Prosseguindo, o Senhor Desembargador Presidente solicitou à Senhora Maria Francisca de Castro Motta, Assessora de Comunicação do Tribunal, que declinasse os nomes das autoridades presentes: “Esta sessão solene é presidida pelo Excelentíssimo Senhor Desembargador Walter de Almeida Guilherme, Presidente deste Tribunal Regional Eleitoral. Integram, ainda, o Pleno do Tribunal, nesta data, o Desembargador Alceu Penteado Navarro, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, o Desembargador Federal Paulo Octavio Baptista Pereira e o Juiz Galdino Toledo Júnior, além dos Doutores Paulo Hamilton Siqueira Júnior, Clarissa Campos Bernardo e Luís Francisco Aguilar Cortez, Juízes Suplentes desta Casa. Presente também, na Mesa desta Corte, o Juiz Suplente do Tribunal na classe Desembargador e Presidente da Comissão de Propaganda das Eleições 2010, Desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro. Representa o Ministério Público, o Procurador Regional Eleitoral, Doutor Pedro Barbosa Pereira Neto. Também prestigiam esta solenidade os Excelentíssimos Senhores: Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Doutor Gustavo Gonçalves Ungaro, representando o Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman; Ex-Presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, Desembargadores Alvaro Lazzarini, Fernando Euler Bueno, Nelson Schiesari e Paulo Henrique Barbosa Pereira; Juiz Suplente do Tribunal na classe Desembargador, Desembargador Mário Devienne Ferraz; Presidente da Associação Paulista de Magistrados, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; Presidente da Academia Paulista de Letras, Desembargador José Renato Nalini; Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo, Doutor Marcelo Sampaio Soares, representando o Presidente Luiz Flávio Borges D’Urso; Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Doutora Ivette Senise Ferreira; Secretário Municipal de Negócios Jurídicos e ex-Governador do Estado de São Paulo, Doutor Cláudio Lembo; Bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo; ex-membros deste Tribunal, Desembargadores Décio de Moura Notarangeli e José Reynaldo Peixoto de Souza; Presidente da Academia Paulista de Educação Cristã de Letras, Paulo Nathanael Pereira de Souza; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Pedro Paulo Penna Trindade; Maestro Mário Albanese; desembargadores do Tribunal de Justiça; advogados; familiares do agraciado; Senhoras e Senhores”.
Em seguida, o Senhor Desembargador Presidente convidou todos os presentes a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar, regida pelo maestro, Segundo-Tenente Músico PM, Ismael Alves de Oliveira. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Senhora Maria Francisca de Castro Motta, Assessora de Comunicação do Tribunal, comunicou que seria entregue o “Colar do Mérito Eleitoral Paulista”. Convidou, então, o agraciado escolhido pela Comissão na categoria de Especial Homenagem, o Acadêmico Paulo Bomfim, para receber o Colar das mãos do Presidente deste Tribunal. A seguir, foi concedida a palavra ao Desembargador A. C. Mathias Coltro, para saudar o homenageado em nome do Tribunal, sendo proferido o seguinte discurso: “Excelentíssimo Senhor Desembargador Walter de Almeida Guilherme, DD. Presidente deste Egrégio Tribunal Regional Eleitoral e desta cerimônia; Excelentíssimo Senhor Procurador Regional Eleitoral, Doutor Pedro Barbosa Pereira Neto; Excelentíssimo Senhor Desembargador Alceu Penteado Navarro, DD. Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, na pessoa de quem peço licença para saudar todas as Dignas Autoridades aqui presentes; minhas Senhoras e meus Senhores. Contrariando o que deveria aqui observar, trato o hoje homenageado por seu nome: Paulo. Faço-o sabendo que você a tanto me autoriza, em razão da amizade que manteve com meu querido pai, Armando, e daquela que entre nós surgiu, como consequência da firme ligação que entre vocês houve. Ao ser convidado pelo Prezado Presidente Walter de Almeida Guilherme para a incumbência de saudá-lo, desde logo aceitei o convite, com enorme satisfação por ter sido a mim dirigido, caro Paulo e ver em tal oportunidade a chance de, segundo a condição que a natureza me conferiu, procurar justificar o motivo de sua escolha para receber a Comenda que nesta data lhe é outorgada. Se me permite, Paulo, você, nascido na maternidade São Paulo, nesta sua “(...) insólita metrópole, capital de todos os absurdos (...)”, ainda é “(...) aquele menino que o tempo foi devorando, travessura entardecida, pés inquietos silenciando na rotina dos sapatos, mãos afagando lembranças, olhos fitos no horizonte à espera de outras manhãs (...)”, em que “Na fazenda, só a voz dos sinos pela manhã, na hora do almoço e ao cair da tarde, marcava o dia frio. O resto era a aventura, a descoberta da vida”, em que, ao cantar, nos anos 30, “Vem moreninha, vem tentação, não andes assim tão sozinha, que uma andorinha não faz verão”, estava longe de imaginar que três décadas depois, reencontraria essa frase na “Ética de Aristóteles” e, ao contrário de outros, que costumavam colecionar selos, flâmulas, moedas, você se acostumaria a “colecionar lembranças”, tendo a tarde como “(...) cantiga envolvendo o desejo de escrever”, “(...) para que as sombras possam falar”, no “tecido de lembranças” em que, “Cabe ao poeta falar/ Em nome do que é silêncio, Deixar que os mortos não morram/ E semear de novos ritmos/ Os campos do amanhecer”, sem olvidar que “Só amando nos renovamos. O Êxtase é a única linguagem comum a todo o infinito. É o alimento do efêmero e do eterno. Através do amor o humano se diviniza e o divino se humaniza”. Mas na poesia com que a vida nos ilumina, você não esqueceu, querido amigo, dos sonhos que as Histórias em Quadrinhos nos trouxeram e em que, “O cimento dos quintais guardava nossas espadas de Príncipes Valentes, e no fundo dos porões escondíamos o revólver e o chapéu de Dick Tracy”, enquanto “No coração da Ilha Misteriosa, o Nautilus nos aguarda para o grande mergulho no desconhecido”, sem que muitas vezes percebamos “Como é complicado ser simples” e que o ritmo nada mais é do que a “(...) respiração do pensamento” e você, Paulo, é “(...) aquele menino que cresceu por distração”, mas tendo a graça de, em seu caminho, encontrar pessoas que marcaram sua alma, como Guilherme de Almeida, a quem sucedeu como Príncipe dos Poetas Brasileiros, além de Eliseu Guilherme Cristiano, Edgard de Moura Bittencourt, Aloísio Álvares Cruz, José Carlos Ferreira de Oliveira, Acácio Rebouças, Mário Hoeppner Dutra, dentre tantas figuras gradas do Judiciário Paulista, vindo, ainda, a encontrar o hoje Presidente deste Egrégio Tribunal Regional Eleitoral, o Desembargador Walter de Almeida Guilherme, com quem trabalhou no Conselho Estadual de Cultura e, nesta oportunidade, é o responsável por esta justa homenagem em que nosso poeta maior recebe outorga do Colar do Mérito Eleitoral. Como é muito difícil homenagear alguém como você, amigo Paulo, tomei a liberdade de, nos parágrafos iniciais desta manifestação, valer-me de trechos de poesias e textos seus, acrescentando, neste instante, que, não só por toda sua produção literária, quanto pela ligação que sempre teve com o Direito e especialmente o Tribunal de Justiça Paulista, do qual é Secretário de Relações Institucionais, esta Egrégia Corte lhe rende esta homenagem, como forma de agradecimento, amizade e admiração, sendo certo que tanto a querida Emy, quanto seu filho Raul Paulo, aqui estão espiritualmente presentes, por tudo o que você para eles representou e eles para você, como ocorre quanto a todos os que o admiram. Mas como o tempo corre, principalmente nesta terra de Anchieta e tentando a esta manifestação dar um Bom Fim, concluo observando que, se você conjuga “(...) o futuro com sotaque antigo”, como escreveu em seu “Colecionar de Minutos”, pode ter certeza, prezadíssimo amigo, que “(...) ainda é véspera de existir”, segundo suas próprias palavras, sendo que o muito que você já fez não o impedirá de realizar ainda mais, meu caro Paulo! Muito obrigado.”
Dando sequência às homenagens, foi concedida a palavra ao Doutor Pedro Barbosa Pereira Neto, que em nome da Procuradoria Regional Eleitoral, proferiu a seguinte oração: “Excelentíssimo Senhor Desembargador Walter de Almeida Guilherme, Ilustre Presidente deste Tribunal Regional Eleitoral, na pessoa de quem peço licença para saudar todas as autoridades presentes. Em primeiro lugar eu gostaria de registrar em nome do Ministério Público Eleitoral a imensa satisfação de participar de uma homenagem, de uma justíssima homenagem, de uma Corte de Justiça a uma poeta brasileiro: Paulo Bomfim. A alegria fica ainda mais reforçada se se agrega que esse poeta é paulistano e sempre esteve ligado às coisas da cidade de São Paulo e às coisas da justiça do Estado de São Paulo. Em segundo lugar, permita-me uma confissão, fui tomado de certa perplexidade ao refletir o que dizer a um poeta como Vossa Senhoria, nós aqui que estamos tão acostumados a homenagens aos homens do direito. O que nós da ciência do direito podemos dizer a um homem das letras, ao príncipe dos poetas brasileiros? E a reflexão me trouxe uma resposta: apenas uma coisa devo dizer a Vossa Senhoria: obrigado poeta Paulo Bomfim, obrigado pelo ofício escolhido – o de escrever sobre as coisas da vida e de escrever para todos nós. Fernando Pessoa, outro poeta como Vossa Senhoria, registrou na sua prosa: “E há poetas que são artistas / E trabalham nos seus versos / Como um carpinteiro nas tábuas!...”. Vossa Senhoria se houve como um operário das letras, um esmerado artífice construtor de palavras e versos que tocam em todos nós, e por essa razão, mais uma vez, obrigado e parabéns poeta Paulo Bomfim, é a palavra do Ministério Público Eleitoral.”
Em seguida, foi concedida a palavra ao Doutor Marcelo Sampaio Soares, que, representando o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo, parabenizou o Acadêmico Paulo Bomfim, destacando a sua extensa folha de serviços prestados ao Poder Judiciário, e em especial ao Tribunal de Justiça de São Paulo, e que, como eminente poeta e escritor, sempre escreveu sobre a nossa cidade e o nosso Estado. Ao final, parabenizou também o Tribunal pela iniciativa.
Na sequência, foi anunciada a apresentação da marcha “Paris Belfort”, consagrada como hino da Revolução Constitucionalista de 1932, executada pela Camerata da Polícia Militar.
Logo após, o ilustre homenageado, Acadêmico Paulo Bomfim, proferiu as seguintes palavras: “Meu caro Presidente, Desembargador Walter de Almeida Guilherme, o que dizer da emoção desta tarde inesquecível, desta tarde que tem o dom de devolver a poesia ao poeta, desta tarde que comemoro com Vossa Excelência e com seus pares meus 70 anos de poesia? Meu caro Antonio Carlos Coltro, que emoção suas palavras. Quanta lembrança sua voz me traz. Aliás, meus amigos, fui muito amigo também do pai de Vossa Excelência, uma figura inesquecível para mim; do avô de Vossa Excelência, o Doutor Pedro Barbosa Pereira, figura também inesquecível desta Casa; do Armando Coltro, meu companheiro de juventude, meninice, e agradeço muito a seu filho, na presença aqui do meu querido amigo Alceu Penteado Navarro, por não ter contado certas travessuras do poeta. Eu gostaria, Senhor Presidente, de pedir licença para homenagear neste momento, a figura do grande Presidente desta Casa e decano dos desembargadores paulistas, Desembargador Fernando Euler Bueno, que com seus gloriosos 96 anos, é uma lição de paulistanismo, de brasilidade e de idealismo. Peço licença para cumprimentar todos aqui presentes, com a licença também do meu querido amigo Gustavo Ungaro, na figura do meu querido e inesquecível Governador Cláudio Lembo. Minhas homenagens. E saudar, Senhor Presidente, também quebrando um pouco o protocolo, os funcionários desta Casa, na figura de quem foi meu braço direito na fundação deste museu, liderado por Nelson Schiesari, também aqui presente, outro grande Presidente desta Casa, peço licença para saudar os funcionários desta Casa, na figura de José D’Amico.” Após, prosseguiu com a seguinte oração: “E houve um sonho aqui sonhado / Da memória eleitoral, / E juntos fomos buscando / A trajetória do voto / Criando a democracia. / Chegamos a São Vicente / Nas naus de Martim Afonso, / Galgamos serras e abismos / E em Santo André elegemos / João Ramalho Alcaide mor / Em chãos da borda do campo. / Depois, chantamos colégio / E o colégio se fez câmara / No planalto bandeirante, / E o voto dos homens livres / Em liberdade virou. / E houve um sonho aqui sonhado / Nas terras do Brigadeiro / E Francisca Miquelina, / E houve a Bernarda trazendo / Um príncipe que voltaria / Imperador do Brasil / Sonhando a Constituição; / E quando a Constituição / Mais de um século depois / Profanou-a o ditador, / São Paulo, um só coração, / Fez-se em armas e surgiu / A glória de 32. / Sempre o voto vaticínio / Vetando vulgar violência, / Sempre o coração da Pátria / Pulsando em urnas de luz. / Houve um sonho que sonhamos / Neste templo de Justiça, / E um colar, comenda e abraço, / Na sagração desse sonho / De memória eleitoral / Que nasceu e floresceu / Em terras de Brigadeiro / Sob a bênção bem paulista / De Francisca Miquelina.”
Em seguida, houve a apresentação da obra “O Milagre Paulista”, letra do poeta Paulo Bomfim e música do maestro Mário Albanese, executada pela Camerata e pelo Coral da Polícia Militar. Após, foi anunciada a palavra do Excelentíssimo Senhor Presidente deste Tribunal, Desembargador Walter de Almeida Guilherme, que assim discursou: “Senhoras e Senhores já aqui saudados. Convidado pelo Desembargador Nelson Schiesari, então Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, para elaborar um projeto museológico desta Corte, Paulo Bomfim recebeu o convite como uma convocação, a partir de fevereiro de 1999, abdicando de atividade remunerada que exercia na antiga Secretaria Municipal das Administrações Regionais da Prefeitura de São Paulo e na Associação Paulista dos Magistrados. Concebeu o projeto, mais do que um repositório de documentos e peças de valor histórico, como um verdadeiro instrumento do exercício da cidadania e resgate da memória político eleitoral do Estado de São Paulo, criando o “Centro de Memória Eleitoral” (CEMEL). Com isso, abriu as portas de acervos importantíssimos, como os do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo, Museu do Tribunal de Justiça, Academia Paulista de Letras, Imprensa Oficial do Estado, Memorial do Imigrante, Arquivo Público do Estado, Museu Paulista, Faculdade de Direito da USP e outros mais. A exposição do Centro de Memória Eleitoral foi inaugurada no dia 12 de agosto de 1999, com apresentação de memoráveis eventos da história eleitoral paulista, tendo Paulo Bomfim, para marcar a inauguração, escrito e lido o poema “Centro de Memória Eleitoral”, e, a partir de então, envidados esforços junto aos veículos de comunicação para sua divulgação. Inúmeras foram as exposições, publicações e palestras realizadas, culminando com o lançamento, na Rede Mundial de Computadores, do projeto denominado “Paulística Eleitoral”, consistente na compilação dos resultados de 133 eleições ocorridas no Estado e na cidade de São Paulo, desde 1933 até os dias atuais. Ainda agora, quando do 49º Encontro de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil ocorrido nesta Capital, encantaram-se os partícipes com a exibição de um filmete a respeito das eleições de 1945, com imagens originais dos eleitores paulistas dirigindo-se às urnas, votando e dos mesários. É de se frisar que, até hoje, Paulo Bomfim é o coordenador cultural honorífico do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, função que exerce com absoluto empenho e zelo. Desnecessário, outrossim, referir, dado ser de sabença comum, a importância de Paulo Bomfim para a perpetuação na memória dos paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento que induziu Getúlio Vargas a convocar a Assembleia constituinte e que inspirou a promulgação do primeiro Código Eleitoral. Sua infância foi mesmo marcada pela Revolução de 32. Ele conta que de sua casa podia ver “os vermelhinhos”, aviões da ditadura de Getúlio Vargas bombardeando o Campo de Marte. Lembra que visitou com o pai a Praça da República para rever, um dia depois, o palco da tragédia da noite de 23 de maio. A propósito, o prédio que abriga os gabinetes dos Desembargadores da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça se denomina MMDC. Conheci Paulo Bomfim no início da década de 1970, quando então, afastado, eu, Promotor de Justiça, temporariamente do Ministério Público, fui exercer cargo em comissão no Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, órgão que era por ele dirigido. Sendo muito jovem na ocasião, aos vinte e cinco anos, não pude me comprazer por inteiro com sua sensibilidade e sabedoria, o que aconteceria somente muito mais tarde quando já Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. E lembro de uma dedicatória escrita em um livro seu de poesia que me ofereceu, na qual mencionou a saudade e a esperança como valores guias de uma vida. A saudade do bem que passou e a esperança do bem por vir. O que é o poeta? Sim, um fingidor, que finge tão completamente, que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente, como Fernando Pessoa definiu. Poeta escreve poema? E o que é poema? Bem disse Octavio Paz, prêmio Nobel de 1990, em “Os filhos de barro”: “Cada poema é uma leitura da realidade; essa leitura é uma tradução, um voltar a cifrar a realidade decifrada. Escrever um poema é decifrar o universo, só para cifrá-lo novamente.”. Poderia Paulo Bomfim, por tudo que realizou e ainda o faz, deixar-se dominar pela vaidade. A expressão intransitiva da “glória de mandar”, desta vaidade a quem chamamos “Fama”, para aludir a Camões. Mas não. Paulo Bomfim preferiu ser simples. Ensinar-nos a pensar. Ensinar-nos a viver, tão somente. Muito obrigado.”
Finalizando, o Senhor Desembargador Presidente convidou os presentes a se dirigirem ao 13º andar, onde o homenageado receberia os cumprimentos.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. E, para constar, eu, Jade Almeida Prometti ________________________, Secretária do Tribunal, lavrei a presente ata que vai assinada pelo Senhor Desembargador Presidente deste Tribunal.
São Paulo, 22 de junho de 2010.
___________________________________________________
DESEMBARGADOR WALTER DE ALMEIDA GUILHERME
Presidente

A Copa do Mundo já respira ares de decisão. Nesta terça-feira foram definidos os primeiros confrontos válidos pelas oitavas de final do Mundial da África do Sul: Uruguai x Coreia do Sul (sábado às 11h) e Argentina x México (domingo às 15h30). O dia também foi de adeus para a anfitriã África do Sul, França, Nigéria e Grécia, eliminados da Copa.
A situação mais tranquila era a da Argentina, que precisava empatar para garantir a primeira colocação do Grupo B. Os hermanos fizeram mais. Com um time misto, mas com Messi em campo, a Argentina venceu a Grécia por 2 a 0 e manteve os 100% de aproveitamento na Copa.
O rival da Argentina nas oitavas de final é o México, que mesmo após perder para o Uruguai por 1 a 0 se classificou em segudo lugar do Grupo A devido ao saldo de gols, maior que o da África do Sul. Os anfitriões terminaram a Copa com vitória (2 a 1 sobre a França), mas a eliminação rendeu um recorde negativo aos Bafana Bafana: o de primeiro país que recebe o Mundial e não avança de fase.
O outro duelo das oitavas de final será entre Uruguai e Coreia do Sul. Invictos, os uruguaios confirmaram a primeira posição do Grupo A após vencerem o México. Já a vaga da Coreia foi conquistada com dramaticidade. Os coreanos saíram atrás no confronto contra a Nigéria, viraram e sofreram empate que resultou na suada classificação, definida no saldo de gols.
Já tarde da noite, pois chego em casa depois das 22 horas, vou tomar conhecimento de uma mensagem que veio da TV ASSEMBLÉIA:
Cel. Mário Fonseca Ventura
Confirmo sua participação no programa Assembleia Debate que será gravado nesta quinta-feira, dia 24, das 15 às 16 horas, em nosso estúdio (veja endereço abaixo) sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Estarão no programa, além do senhor, o deputado Edson Ferrarini, do PTB; o coronel PM Paulo Tenório da Rocha Marques, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; e o professor e historiador da Revolução, José Carlos de Barros Lima, mantenedor do Museu Maria Soldado e do Núcleo Lapa da Sociedade de Veteranos de 32.
Nosso endereço:-
Palácio 9 de Julho
Avenida Pedro Álvares Cabral, 201
Ibirapuera
andar Monumental
sala M-34
abs
Keiko Y. Bailone
Produção/Pauta
TV Assembleia
(11) 3886-6012 / 6013

Faleceu MARIA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA REALI, aos 94 anos. Mãe do ex-correspondente do jornal O ESTADO em PARIS, ELPÍDIO REALI JÚNIOR e avó de CRISTIANA REALI, consagrada atriz na FRANÇA. Sábado era dia de almoço em família em sua casa. Com quatro filhos, 13 netos e 22 bisnetos, quem chegava ia se apertando na mesa. No cardápio, pratos para agradar ao gosto dos filhos, como cozido num dia, feijoada no outro. No entanto, o mais esperado de todos era o vatapá, que ela preparava apenas no Natal. De família baiana, MARIA CONCEIÇÃO era filha da dona da receita, que sempre recebia um toque especial antes de ir à mesa. Matriarca, sempre foi o ponto de união da família.

Ainda sob o impacto das águas que destruíram pontes, prédios públicos, igrejas e ruas inteiras, as populações de municípios da ZONA DA MATA nordestina ainda não acreditam na nova realidade: destroços, lamas, lixo, temor de doenças e desolação. Sem energia elétrica, sem abastecimento de água, sem comunicação. Hoje, o número de mortos em PERNAMBUCO e ALAGOAS subiu para 41 e o de desabrigados e desalojados passou de 115 mil. Após refazer as contas, a Defesa Civil fala ainda em 607 pessoas desaparecidas. Em BRASÍLIA, o governo federal anunciou hoje que enviará 100 milhões de reais para os municípios. Enquanto isso, em BRANQUINHA, SANTANA DO MUNDAÚ, UNIÃO DOS PALMARES e SÃO JOSÉ DA LAJE, alguns dos municípios cortados por rios, cujas águas subiram na semana passada a níveis só comparáveis a uma histórica enchente ocorrida em 1969, a situação é de “terra arrasada”. Abalada, a prefeita de BRANQUINHA, ANA RENATA DA PURIFICAÇÃO MORAES, só consegue listar as perdas: as escolas, os postos de saúde, as bibliotecas, os computadores, os medicamentos.
Dada a intensidade da tragédia, tendas do Exército serão montadas em algumas cidades em que há sequer escolas ou ginásios para atender os desabrigados. A Força Nacional de Segurança Pública já está com 400 homens aquartelados à disposição dos Estados para ajudar no que for necessário.   

Um soldado de folga foi baleado ontem à noite por um colega da Polícia Militar que patrulhava as ruas de OSASCO. O PM CARLOS DIAS, de 38 anos, estava num AUDI, que seguia atrás da viatura da PM. Pelo retrovisor, o policial ao volante viu DIAS com uma arma na mão, achou que se tratava de um bandido e deu dois tiros. Um deles acertou o rosto do soldado. DIAS foi internado em estado grave e permanecia na UTI até esta noite. A Corregedoria da PM acompanha o caso.

Com uma submetralhadora de brinquedo em punho, uma quadrilha entrou numa agência do ITAÚ no MANDAQUI, bairro da zona norte da capital, e fez 16 reféns num assalto que durou quase duas horas.
Os bandidos se renderam após negociarem com a Polícia Militar, mas foram presos por policiais civis, porque, segundo contaram seguranças da agência bancária, os ladrões tinham medo de serem mortos pela PM.

Por 16 votos a favor e três contra, a Câmara Legislativa do DISTRITO FEDERAL cassou hoje o mandato da deputada afastada EURIDES BRITO, sob a alegação de quebra do decoro parlamentar. Três deputados se abstiveram, um não votou (declarou-se impedido) e outro não compareceu. EURIDES é suspeita de envolvimento no chamado “mensalão do DEM”, escândalo político que atingiu a cúpula do Executivo local, levou à prisão do ex-governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA e trouxe a ameaça de intervenção federal sobre BRASÍLIA.
EURIDES foi a primeira parlamentar cassada após a revelação do esquema investigado pela OPERAÇÃO CAIXA DE PANDORA, da Polícia Federal.    

O médico LÉO ORSI BERNARDES faleceu, aos 86 anos. Sempre fez questão de participar dos Jogos Abertos do Interior, como enxadrista. Chegou à final oito vezes. Não levou nenhuma. Raiva? Frustração? Nada. Ficava satisfeito com a colocação – afinal, numa competição grande sempre havia bons jogadores. O segundo lugar era apenas nesse torneio Nos menores, da região de ITAPETININGA, onde morava, ganhava com freqüência. Muito religioso e educado, no entanto, sempre pedia desculpas aos perdedores.
Além do xadrez, BERNARDES era também um apaixonado por sua profissão. Decidiu-se pela Medicina porque gostava de ajudar nas vendas da farmácia do pai. Depois de se formar e estagiar em SÃO PAULO, voltou a ITAPETININGA para clinicar. Por 38 anos foi diretor clínico da SANTA CASA e 13 da MATERNIDADE SÃO JOSÉ.  

O emprego do principal comandante dos EUA e da OTAN no AFEGANISTÃO, GENERAL STANLEY McCHRYSTAL, estava por um fio, depois de ser publicada uma reportagem em que ele ridiculariza integrantes da cúpula da CASA BRANCA e critica o próprio presidente BARACK OBAMA.
Na matéria da revista ROLLING STONE, McCHRYSTAL e seus assessores acusam OBAMA de não estar “empenhado” no esforço de guerra. Eles também chamam o assessor de segurança nacional, JIM JONES, de “palhaço”, fazem um trocadilho pouco lisonjeiro com o vice-presidente JOE BIDEN e atacam integrantes do governo americano e francês.
O general foi convocado por OBAMA para uma reunião na CASA BRANCA amanhã é há grande possibilidade de ser demitido. “O general está a caminho e eu quero falar com ele diretamente. Mas a reportagem mostra que ele teve pouco discernimento”, disse OBAMA no fim do dia.
Questionado se o general poderia ser demitido, o porta-voz do Governo, ROBERT GIBBS, afirmou: “Todas as opções estão sobre a mesa. McCHRYSTAL cometeu um erro enorme e vai ter de explicar ao presidente o que deu em sua cabeça para conceder tal entrevista.”
 
2 011     :       -     QUARTA-FEIRA
Manhã trabalhosa no computador. Tenho de atualizar o dia 22 de junho. LUCINDA vai ao médico para verificar problemas pulmonares. Uma chapa do pulmão diz que ela tem o órgão envelhecido para 85 anos. Isso é algo preocupante. Ela fumou durante muitos anos e acredito que tudo isso é conseqüência do vício. Não foi falta de avisar e isso era feito constantemente. Ela nunca levou a sério os alertas que lhe eram dados. 

ESTIMADO MENDES

Já mandei para a nossa diretora de Comunicação Social a matéria sobre os novos heróis da Pátria.

De: Mario Ventura
Data: 22 de junho de 2011 10:57
Assunto: Fwd: [grupobarrobranco] Fwd: MMDC inscrito no Livro doa Heróis da Pátria.
Para: Camila Giudice

ESTIMADA CAMILA
Será que dá ainda para publicar no jornal a LEI que inscreve no Livro dos Heróis da Pátria os nomes de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO?

De:
Data: 22 de junho de 2011 09:26

Assunto: [grupobarrobranco] Fwd: MMDC inscrito no Livro doa Heróis da Pátria.
Para: grupobarrobranco@grupos.com.br

De: JAIRO BONIFACIO
Data: 21 de junho de 2011 22:47
Assunto: MMDC inscrito no Livro doa Heróis da Pátria.
Para: "Dr. José Roberto Frutuoso. adv."
Cc: ciapina.gbb@gmail.com, otero@policiamilitar.sp.gov.br, delbel@policiamilitar.sp.gov.br

Prezado Dr José Roberto Frutuoso.
Acusando o recebimento da mensagem constante do assunto, agradeço pela iniciativa da divulgação de tão importante ato da Presidência da República que transforma em Lei decreto do Congresso Nacional, inscrevendo, com inteira e tardia justiça, Martins, Miragaia, Drausio e Camargo no Livro dos Heróis da Pátria, para reconhecê-los como exemplos de doação máxima da vida, por amor à legalidade e à democracia em nosso País. Trata-se, em última instância, do reconhecimento mesmo do Movimento Constitucionalista de 1932, em São Paulo, como lídima manifestação de idealismo patriótico a servir de exemplo a todo um povo e a seus governantes do quanto uma Nação tem inclinação pela preservação da Lei e da Ordem no estado de direito.
Seria oportuno conhecermos aqui a autoria de tão relevante projeto. Por favor, informe-nos se possível.

Grato,

Cel PM Jairo Bonifacio,
Presidente da Associação Cívica, Cultural e Histórica dos Capacetes de Aço de São Vicente – Constitucionalistas de 1932.

De: Dr. José Roberto Frutuoso. adv. [mailto:frutuoso.adv@predimar.net]
Enviada em: terça-feira, 21 de junho de 2011 16:08
Para: jairobonifacio@uol.com.br; SUZEL FRUTUOSO
Assunto:
MMDC
Lei inscreve Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo no Livro dos Heróis da Pátria
Lei 12.430, publicada hoje, inscreve, no Livro dos Heróis da Pátria, os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932.

LEI Nº 12.430, DE 20 DE JUNHO DE 2011.
Inscreve os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Serão inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, os nomes de Mário Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade, historicamente conhecidos como Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 20 de junho de 2011; 190º da Independência e 123º da República.
DILMA ROUSSEFF
Vitor Paulo Ortiz Bittencourt
sualização: Padrão

Essa época do ano traz certas atribulações para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC face as várias solenidades comemorativas dos 79 anos do Movimento Constitucionalista. Nesta tarde, na Sociedade, a lista de medalhas de JAHU, onde temos um núcleo, traz certa confusão com nomes que não batem com os currículos enviados. Converso, por telefone, com o presidente, Doutor REGINATO, e fica valendo os nomes constantes dos currículos. O WALTER TAVERNA também trouxe certa confusão acerca da encomenda da medalha que pretende entregar numa solenidade que estamos marcando para o dia 31 de Julho, na BELA VISTA. Entrou ele em contato com o PANELLI, mandou fazer 32 medalhas, mas não especificou qual medalha. Sou obrigado a telefonar para o PANELLI e acertar essa situação.
Nosso futuro Comandante do Exército Constitucionalista, ALFREDO PIRES, vem trazer documentos pessoais seus. Quer que a MARINEI lhe faça o currículo para receber as duas medalhas que lhe estão prometidas: CONSTITUCIONALISTA e CONSTITUIÇÃO (esta é da Assembléia).
VICTORIO e CRISTIANO comparecem no MMDC, após almoçarem comigo. Mais tarde também chega o COLOMBO. Querem saber das futuras atividades do presidente da Sociedade. São muitas, principalmente as viagens que faremos a CORDEIRÓPOLIS (dia 5 de julho) e ITAPETININGA (dia 8 de julho), além da Parada Cívico-Militar de 9 de Julho no IBIRAPUERA e outras solenidades marcadas para 7 de Julho (57º Aniversário da sede da Sociedade e posse nos presidentes para o biênio 2011-2013). Dia 6 de julho também está marcada uma cerimônia no Instituto de Engenharia.
Passa pela Sociedade o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo. Ele marca reunião do Conselho para o dia 7 de julho, às 16:30 horas.
Visito o Comandante do Corpo de Bombeiros, CORONEL PM LUIZ HUMBERTO NAVARRO. Solicito a ele a pintura da fachada da Sociedade para a solenidade marcada para o dia 7 de Julho. Ele irá receber a nossa Medalha Constitucionalista no dia 6 de julho, em SÃO MIGUEL PAULISTA. Mais tarde, um tenente comparece no MMDC para saber de detalhes sobre essa pintura e diz que já na semana que vem começará a ser executada.
Com nosso associado COLOMBO deixo o MMDC quase às 17 horas. Ele quer me acompanhar até CORDEIRÓPOLIS no dia 5 de Julho.
Em casa, LUCINDA conta como foi a sua consulta com o médico que é especialista em pulmão. Pede para que ela tire uma tomografia em julho (não tem data especificada). A princípio acha que ela sofre de enfizema pulmonar.
Vejo somente hoje as fotos tiradas pela PM no dia 23 de maio, na comemoração do DIA DA JUVENTUDE, no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Coloco essas fotos no computador e pen-drive.      

A AVENIDA PAULISTA ganhou hoje um “abraço sincero”. O plano, divulgado nas redes sociais, era simples: apenas dar as mãos a quem estivesse ao lado, em um gesto pela cidade. Trabalhadores em horário de almoço, estudantes que vieram de outros bairros e até policiais militares participaram do ato. “Não é uma manifestação, mas uma ação coletiva pela paz”, diz ANTÔNIO CARLOS FRANCHINI, presidente da Associação PAULISTA VIVA. A Associação colaborou na ação, que teve a participação de cerca de 7 mil pessoas, segundo os organizadores. A concentração foi na frente da TV GAZETA, mas também ocorreu no MASP, no CONJUNTO NACIONAL e na Escola Estadual RODRIGUES ALVES. No ponto principal, policiais militares ligaram as sirenes exatamente às 12 horas para dar largada aos abraços. “Participamos como cidadão paulistano”, disse o TENENTE-CORONEL PM NEWTON MASSAMI TAMADA. De mãos dadas, as pessoas percorreram alguns metros – sem interferir no trânsito. “São dois desafios: fazer as pessoas pararem e depois darem as mãos para quem não conhecem”, disse o idealizador, FERNANDO SANT´ANA.

22/06/2011 - 13h34
Senado aprova anistia a bombeiros que invadiram quartel no Rio
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
O Senado aprovou nesta quarta-feira anistia aos 429 bombeiros do Rio de Janeiro denunciados por motim e danos materiais após invasão do quartel central da corporação, no início de junho. Como a decisão foi aprovada em caráter terminativo pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), segue para análise da Câmara --se não houver apresentação de recurso para o projeto ser votado no plenário do Senado.
Pelo texto, fica prevista a anistia aos crimes previstos pelo Código Penal Militar e infrações disciplinares aplicadas aos bombeiros --o que na prática impede que os militares que participaram do motim recebam punições legais.
Relator do projeto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a anistia ao afirmar que os bombeiros vivem um "estado de penúria financeira e funcional". "A anistia surge da vontade popular, exteriorizada por inequívocas manifestações de apoio aos bombeiros militares presos. A imposição da dura pena, concebida aos auspícios do Ato Institucional nº. 5, importaria em estender seus efeitos à própria população, que se verá tolhida da providencial assistência desses servidores", disse Crivella.
Autor da proposta de anistia, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) afirmou que a decisão não representa a "tomada de um lado" em favor dos bombeiros. "O governador Sérgio Cabral já deu declarações favoráveis à anistia, só que disse que não pode conceder. É atribuição nossa aqui. O governador já abriu negociação com os bombeiros. Na sanção da presidente Dilma, vamos construir grande acordo para harmonizar as relações no Rio", disse o petista.
O perdão criminal e administrativo é a principal reivindicação do grupo, que foi libertado após habeas corpus da Justiça. Os militares realizaram o movimento na defesa de aumento salarial. O piso bruto da categoria é de R$ 1.031. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), propôs à Assembleia Legislativa do Estado que 30% do valor do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, arrecadado com a taxa de incêndio, seja usado no pagamento de gratificações. O fundo, que arrecadou R$ 110 milhões em 2010, hoje é destinado à manutenção e aquisição de equipamentos, assistência médica e social e treinamento de pessoal.
Já foi anunciada a antecipação de um reajuste de 5,8%, que antes seria escalonado entre julho e dezembro. Somado aos reajustes de janeiro a junho, representará um aumento de 11,5% neste ano. O piso final, de R$ 1.265, ainda ficará aquém dos R$ 2.000 reivindicados pela categoria.
Luiza Souto/Folhapress

O SANTOS conquistou o tri da AMÉRICA da mesma forma que há 49 anos, em uma guerra com o PEÑAROL. Após a vitória do time da VILA por 2 a 1, os uruguaios, que mantiveram a lealdade nos dois duelos da final, perderam a esportiva após o apito final e partiram para a briga no PACAEMBU. Até PELÉ apareceu no meio do campo para desfilar com o técnico MURICY RAMALHO. Num duelo em que o placar permaneceu inalterado por 136 minutos, os gols de NEYMAR e DANILO coroaram a bonita festa no estádio. No fim do ano, o time viaja ao JAPÃO e disputará o Mundial de Clubes, onde deverá protagonizar um esperado confronto com o temido BARCELONA, que tem MESSI, o melhor jogador do mundo, segundo a FIFA.

RAFAEL NADAL continua passeando em WIMBLEDON. Hoje, o atual campeão do torneio bateu com facilidade o norte-americano RYAN SWEETING por 3 a 0 e avançou à terceira rodada. O destaque da rodada feminina ficou com VENUS WILLIAMS. O motivo foi o trabalho que ela teve para derrotar a japonesa KIMIKO DATE-KRUMM. Foram necessárias quase três horas para VENUS vencê-la. 

ROBERTO CARLOS foi vítima de mais um episódio de racismo na RÚSSIA. Torcedores do KRYLYA SOVETOV atiraram uma banana na direção do lateral-esquerdo do ANZHI – que venceu a partida por 3 a 0. O jogador já havia passado por transtorno semelhante em março, quando fãs do ZENIT jogaram frutas no campo de SÃO PETERSBURGO. Chateado, hoje o jogador brasileiro tirou a banana do gramado e deixou a partida. “O insulto não fui apenas eu, mas todos os jogadores”, disse ROBERTO CARLOS. A federação de futebol do país abriu investigação para apurar o culpado pelo incidente.

A 120 quilômetros da costa da GROELÂNDIA, no Oceano Ártico, ele escalou, sob jatos de água gelada, uma escada com cerca de 30 metros para protestar dentro da plataforma de petróleo da CAIRN ENERGY. O sul-africano KUMI NAIDOO, diretor executivo do GREENPEACE INTERNACIONAL, queria pedir à empresa que suspendesse as perfurações na região e evitasse um acidente como o do Golfo do MÉXICO, numa área bastante sensível ambientalmente. Acabou preso e indiciado por invasão. Após quatro dias detido na GROELÂNDIA, foi deportado – e por um ano não poderá voltar para lá. Passou mais uma noite preso em COPENHAGUE (pois já estava muito tarde para conseguir um vôo) e ganhou a liberdade hoje pela manhã em AMSTERDÃ, na HOLANDA, onde fica a sede da ONG.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, anunciou hoje a retirada de 10 mil soldados americanos do AFEGANISTÃO até o final do ano e de mais 23 mil até setembro de 2012. O novo plano é mais ambicioso do que o esperado, especialmente para comandantes militares e facções conservadoras dos dois partidos americanos, e manteve a retirada total dos soldados em 2014. O contingente que deve deixar o país até o fim do ano é equivalente ao enviado por ordem de OBAMA, em dezembro de 2009, para reforçar o combate ao TALEBAN e a seus aliados da AL-QAEDA. A retirada de 33 mil soldados significa a permanência de cerca de 70 mil militares americanos no AFEGANISTÃO na campanha da reeleição de OBAMA, entre setembro e novembro de 2012.

O mistério sobre o autor de fotografias inéditas de ADOLF HITLER e suas vítimas, no início da brutal OPERAÇÃO BARBA RUIVA, em MINSK, capital da então República Socialista Soviética da BIELO-RÚSSIA foi desvendado hoje. As 214 imagens tiradas na Frente Oriental em 1941 são de autoria do fotojornalista austríaco FRANZ KRIEGER (1914-1993), que se incorporou às SS numa unidade que dava proteção aos líderes nazistas. Publicadas simultaneamente nas edições online do THE NEW YORK TIMES e da alemã SPIEGEL, o álbum surpreendeu os especialistas em 2ª Guerra pela proximidade do fotógrafo com os oficiais nazistas, entre os quais o próprio HITLER.
A explicação veio 3 horas e 45 minutos depois, num e-mail enviado por HARRIET SCHARNBERG, historiadora de HAMBURGO, que desenvolve tese de doutorado sobre imagens usadas pela ALEMANHA como propaganda contra judeus.    

2 012     :       -     SEXTA-FEIRA
Apesar dos problemas com o ácido úrico, caminhando sofrivelmente, vou cedo para a cidade de SÃO PAULO, pois combinara condecorar o Comandante do CPA/M-1 e mais dois oficiais nesta manhã, no quartel da Rua VERGUEIRO. Antes das 10 horas chego nesse quartel, onde fui comandante nos anos 1988/1989. Acontece que encontro o CPA/M-1 sem nenhuma movimentação. O SARGENTO PM CLEMENTE esclarece que o CORONEL PM MARCELO PRADO, Comandante atual, foi chamado às pressas ao Quartel do Comando Geral, onde está havendo agora uma reunião de todos os comandantes de área. O motivo são as mortes de cinco soldados e ataques às bases da PM em várias regiões. A POLICIA MILITAR entra em alerta e reforça o efetivo nas ruas depois de tudo isso. As circunstâncias das mortes dos PMs indicam execução. Na madrugada de hoje mais uma base foi atacada e isso provoca sensação de insegurança entre os próprios policiais. O Comandante Geral, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA está anunciando que aumentará o patrulhamento da cidade com 1,5 mil policiais a mais na capital e Grande São Paulo, principalmente nas zonas leste e sul, onde ocorreram as mortes dos soldados.
Por causa disso a condecoração do Comandante da área Centro fica adiada para o período da tarde, 15 horas.
Vou então para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI comunica que os diplomas do núcleo “MMDC-LESTE” não serão registrados hoje. Isso significa dizer que na solenidade marcada para amanhã, sábado, no Monumento Mausoléu, terá essa deficiência de entrega de medalhas sem diplomas, o que não poderia acontecer. O motivo foi fruto da tardia entrega dos diplomas à sede, por parte do núcleo.
Recebemos os diplomas do Núcleo “ALDO CHIORATTO”, de CAMPINAS. A relação consta de 34 pessoas arroladas para serem condecoradas no 9 de Julho. Também me-é entregue a comunicação que a Câmara Municipal de Campinas, por indicação do Núcleo “ALDO CHIORATTO” será outorgada a mim a Medalha GUILHERME DE ALMEIDA, oficializada pela resolução número 870 de 2 de abril de 2012, que acrescenta dispositivos na resolução número 717 de 16 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a concessão de honrarias pela Câmara Municipal de CAMPINAS. A imposição será no dia 28 de junho de 2012, às 19:30 horas no Auditório da Câmara Municipal de CAMPINAS. Esse ofício está assinado pelo Presidente do Núcleo de CAMPINAS, 1º TENENTE PM RAFAEL CAMBUÍ MESQUITA SANTOS.
Assino esses diplomas e MARINEI já irá levá-los ao Conselho de Honrarias e Mérito e tentará, ainda, a liberação dos diplomas para a entrega amanhã na reunião da COFAM, no Monumento Mausoléul
Face a problemática da prontidão na PM, recebo a comunicação de que está cancelada a entrega das honrarias nesta tarde no CPA/M-1. Recebo a visita do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Ele leva as três medalhas que vieram da ÁUSTRIA. Amanhã estará conosco na reunião da COFAM, no Monumento Mausoléu. Passam pela Sociedade o AMADO RÚBIO e o ALFREDO PIRES. São pessoas que freqüentemente estão conosco. O primeiro irá assumir o Comando do Exército Constitucionalista no 9 de Julho e o PIRES é o atual comandante, em seus últimos dias nesta função.
Chegam, via e-mail, as indicações do Comando Sudeste para recebimento da Medalha CONSTITUCIONALISTA em 9 de Julho. Entro em contato com a Polícia Civil porque não chegaram as indicações do Delegado Geral, MARCOS CARNEIRO LIMA e a relação das autoridades não pode ser enviada para a confecção dos diplomas, por parte da SCOMSOC da PMESP.
Ainda dá tempo para almoçar com OLIVEIRA e COLOMBO na AOMESP, nesta tarde. OLIVEIRA também foi vítima de virose estomacal e ainda não está bem de saúde. Eles passam pela Sociedade mais tarde.
MARINEI regressa do Conselho de Honrarias e Mérito apenas com os diplomas das indicações do CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS e 2º TENENTE PM JOSE FILHO, que entregaram os currículos ainda em tempo hábil. Os relacionados pelo TENENTE PM NATANAEL não foram assinados.
Deixamos a Sociedade com um certo desapontamento pela ação de nossos associados. Vários deles estão em débito para com a Sociedade e isso faz com que nossas contas estejam no vermelho.

Duas pessoas morreram hoje no canteiro de obras da futura estação EUCALIPTOS, da LINHA 5 – LILÁS do Metrô de SÃO PAULO, depois de um guindaste cair sobre elas. Os serventes JOSÉ EXEREI OLIVEIRA SILVA, de 39 anos, e ANTÔNIO JOSÉ ALVES RIBEIRO, de 31, morreram na hora que a estrutura com mais de 20 metros de altura os atingiu, por volta das 12:30 horas. Os dois eram operários da construção e estavam fazendo a coleta de alguns materiais no solo quando foram atingidos pela grua. RIBEIRO era casado. Os funcionários usavam capacetes e material de proteção, mas os equipamentos não foram suficientes para protegê-los. Depois de fazer uma vistoria na área do acidente, o CORONEL PM JAIR PACA DE LIMA, coordenador da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, afirmou que a ocorrência poderia ter sido ainda mais grave caso o equipamento também tivesse caído na Avenida IBIRAPUERA, na zona sul. O operador do equipamento estava manuseando a máquina no momento do acidente. Ele ainda não prestou depoimento para a Polícia Civil. O delegado do 27ª DP, ARMANDO ROBERTO BELLIO disse que já abriu inquérito para investigar as causas. Mais testemunhas serão ouvidas a partir de segunda-feira. 

O presidente deposto Fernando Lugo afirmou na noite desta sexta-feira que aceita a decisão do Congresso sobre seu impeachment, apesar de classificá-la de 'covarde'. Em um discurso de despedida, disse que continuará na política e pediu que os cidadãos do país tenham liberdade para se manifestar pacificamente. 'Hoje não é Fernando Lugo que recebe um golpe, hoje não é Fernando Lugo quem é destituído, é a história do Paraguai e sua democracia', afirmou no início do discurso. Lugo foi destituído do cargo em um processo 'relâmpago', no qual o processo de impeachment foi iniciado e aprovado em um prazo de pouco mais de 24 horas. A rapidez do ato e o curto prazo dado ao ex-mandatário para se defender recebeu críticas fortes da Unasul (União das Nações Sul-Americanas). 'Me submeto à decisão do Congresso e estou disposto a responder sempre por meus atos como ex-mandatário nacional'. Direito de manifestação: Ele pediu ainda que o direito de manifestação livre da população seja respeitado. 'Que o sangue dos justos não se derrame nunca mais por causa de interesses mesquinhos', disse. Lugo afirmou ainda que pretende continuar na vida política e deu a entender que militará na 'via rural'. O ex-bispo católico ganhou muitos opositores devido à sua ligação no passado com movimentos sociais e até de sem-terras.
A SÍRIA admitiu ter derrubado um caça turco, alegando que a aeronave entrou em seu espaço aéreo. Em um comunicado do gabinete do primeiro-ministro TAYYIP ERDOGAN, o governo turco prometeu tomar “fortes medidas” em relação ao incidente depois que uma investigação for concluída. O caso fez o mediador da ONU, KOFI ANNAN, alertar que o conflito está prestes a se transformar em uma crise além das fronteiras da SÍRIA. O incidente teria ocorrido sobre o MAR MEDITERRÂNEO. O F-4 PHANTOM, segundo o canal de tevê NTV, caiu em águas sírias. Os dois pilotos foram resgatados, mas não foi informada a condição de saúde deles. Na ONU, o incidente foi tomado como sinal de agravamento da situação diante da possibilidade de revide. A TURQUIA faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Pelo menos oito civis morreram, além de quatro homens-bomba, em um ataque suicida, hoje, a um hotel perto de CABUL, perpetrado por milicianos do TALEBAN fortemente armados. O grupo invadiu o local, tomando dezenas de reféns, incluindo mulheres e crianças, de acordo com a polícia local. Os quatro suspeitos foram mortos, segundo o porta-voz do Ministério do Interior, SEDIQ SEDIQQI. Segundo ZABIULLAH MUJAHID, porta-voz das milícias extremistas, a investida ocorreu porque dentro do hotel estavam estrangeiros que bebiam e participavam de outras atividades proibidas pelo ISLÃ. Entre 1996 e 2001 – quando o TALEBAN governava – várias restrições morais foram feitas. Os radicais proibiram mulheres de trabalhar, meninas de estudar e segregavam por sexos o atendimento médico. Também proibiam a Internet.
Em meio a rumores de que o candidato da junta militar à presidência do EGITO, AHMED SHAFIQ, seria declarado vencedor das eleições presidenciais neste fim de semana, dezenas de milhares de pessoas tomaram a PRAÇA TAHRIR. O jornal AL-AHRAM, próximo ao governo, publicou que SHAFIQ obteve 50,7% dos votos. O candidato MOHAMED MORSI, da Irmandade Muçulmana, não reagiu à notícia e disse que a demora dos generais em anunciar o vencedor da eleição é uma forma de pressionar os islâmicos a aceitar a dissolução do Parlamento e a transferência de parte do poder do presidente aos militares. Membros do partido islâmico não descartariam a possibilidade de um acordo com os militares. Representantes das duas facções se reuniram no CAIRO. 
A ALEMANHA não precisou nem escalar força máxima para atropelar a GRÉCIA e garantir vaga nas semifinais da EUROCOPA. Sem os titulares MARIO GOMEZ, LUKAS PODOLSKI e THOMAS MÜLLER (o técnico JOACHIM LÖW disse que o time necessitava de “ar fresco”), a equipe ganhou por 4 a 2 e agora espera o vencedor do confronto entre ITÁLIA e INGLATERRA.
O escocês DARIO FRANCHITTI, da equipe CHIP GANASSI, obteve hoje a pole position do GP DE IWOA, a sua segunda consecutiva. Em segundo lugar vai largar HÉLIO CASTRONEVES, da PENSKE. Hoje a INDY estreou um novo sistema de classificação, em que os pilotos foram divididos em três grupos com base nos resultados dos treinos livres. Cada um dos grupos disputou uma minicorrida para formar o grid de largada. RUBENS BARRICHELLO, que por pouco não entrou no grupo que lutou pela pole, sairá em 13º lugar e TONY KANAAN em 19º. A largada será às 23 horas (de BRASÍLIA) de amanhã. 
Gen Ruy Leal Campello -   O Exercito Perde o Bravo Soldado, e o Brasil um Patriota
Gen Ruy Leal Campello, Detentor do Bastão de Comando da FEB faleceu aos 95 anos e 5 dias ontem, quinta-feira 21 de junho de 2012 as 22h na Clinica Sao Carlos na Rua Humaitá, em Botafogo – RIO. Deixa 1 filha, 2 filhos, 6 netos e 2 bisnetas.
O velório será na Capela 6 do Cemitério Sao Joao Baptista em Botafogo, a partir das 12h de hoje, sexta-feira 22 jun 2012, e o sepultamento será as 16h.
Ao presenciar a Abertura do II Ciclo de Encontros FEBianos 2012, em 15 de março ultimo, ninguem poderia supor que em apenas 3 meses iriamos sofrer tamanha e profunda perda, quando nosso já saudoso General Campello prendeu a atenção da platéia por quase 2 horas, com a vibração e o entusiasmo que lhem eram peculiares, descrevendo a atuação da FEB em  batalhas memoráveis como a de Monte Castello, onde esteve presente, conforme relatou no seu livro Memórias de Combate - Um Capitão de Infantaria na FEB.  Nesta ocasião Gen Campello foi condecorado com a Croix du Combattant de l´Europe concedida pelo Conseil de la Confédération Européenne des Anciens Combattants  e Association Française des Anciens Combattants.
Que a sua alma se incorpore a corrente da Vida Eterna.
†  GENERAL-DE-BRIGADA RUY LEAL CAMPELLO
16 jun 1917 - 21 jun 2012
Nasceu na Cidade do Rio Grande - RS. Formou-se pela Escola Militar do Realengo em 1940. Na FEB, foi Subcomandante da 5a Cia/1o RI. No final de 1945, promovido a Capitão, permaneceu no Regimento Sampaio comandando esta Cia. Integrou o “Batalhão Suez”. Em 1959, serviu no QG do I Exército, sob o comando do Gen Odylio Denys, passando para o Gabinete do Ministro, com a ascensão do Gen Denys a esse cargo. De 1961 a 1964 serviu no EME. Em abril de 1964 passou a integrar a 2a Seção do EM/1a DI, comandada pelo Gen Orlando Geisel e posteriormente o Gabinete do Ministro Costa e Silva. De 1966 a 1968, comandou o Regimento Sampaio. Cursou a ESG. Chefiou o Gabinete do Ministro Orlando Geisel. Serviu nos EUA na CMBW. Ao retornar ao Gabinete do Ministro, em 1973 foi promovido a General de-Brigada, exercendo os cargos de Diretor de Movimentação, Comandante da 8a Bda de Inf Mtz e Diretor do Pessoal Civil. Deixou o serviço ativo em 1978.
Dentre as condecorações que lhe foram outorgadas, por sua participação na FEB, destacam-se: Cruz de Combate de 2a Classe, Medalha de Campanha, Medalha de Guerra e Cruz ao Valor Militar, da Itália.
Em cerimônia realizada domingo 18 out 2009 no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Gen CAMPELLO recebeu o Bastão de Comando da FEB das mãos do Gen Ex Rui Monarca da Silveira, Chefe do DECEX, sucedendo o saudoso Marechal Levy Cardoso, antigo detentor, falecido em 13 mai 2009. Os Marechais Cordeiro de Farias e Machado Lopes foram os primeiros detentores do Bastão de Comando da FEB, confeccionado em pau brasil.
Gen Campello escreveu o livro Um Capitão de Infantaria da FEB - Biblioteca do Exército Editora - 1999, e um capitulo do livro Soldados que Vieram de Longe - AHIMTB 2008 (I. Blajberg). Exerceu até meados de 2009 a Presidência do Conselho Deliberativo da ANVFEB. Residia no Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras.
Prof. Israel Blajberg
Assessoria de Imprensa e Divulgação
Casa da FEB
anvfeb@uol.com.br
22 jun 2012

2 013       :        -     SÁBADO
DIA A DIA – ONDA DE PROTESTOS – O POVO CANTOU A PEDRA. OS PARTIDOS PERDERAM (Diário de São Paulo – por FERNANDO GRANATO)
A política tradicional perdeu. O recado nítido e claro vindo dos movimentos populares que tomaram as ruas de todo o país nas últimas semanas, após SÃO PAULO dar início aos protestos, indica uma crise de representatividade e traz à tona a necessidade de uma reforma política imediata. Lideranças políticas municipais ouvidas pelo DIÁRIO são unânimes em afirmar que só o voto distrital pode reaproximar o eleitor da classe política. “Do jeito que está não dá mais”, afirma o vereador FLORIANO PESARO (PSDB), líder da segunda maior bancada da Câmara. “O sistema representativo está em xeque e só o voto distrital pode dar conta dessa demanda”. Diferenças políticas à parte, o discurso é o mesmo entre os demais líderes. ALFREDINHO, líder da maior bancada da Casa, admite que o movimento reflete um descontentamento com a classe política. “Aconteceu pela falta de respostas por parte do poder público aos problemas que estão aí”, disse. “Também pela falta de encaminhamento, por parte do Congresso Nacional, de questões emergentes, como a reforma política”. ROBERTO TRÍPOLI (PV), o vereador mais votado da atual legislatura, aponta uma falência geral das instituições, como a política, a imprensa e os sindicatos. “Não existem mais formadores de opinião. O movimento popular tem opinião própria e está contra tudo o que está posto aí. A população não quer saber de política, quer respostas imediatas para os problemas”. O vereador GOULART (PSD) engrossa o coro daqueles que afirmam ser o voto distrital o único remédio para a crise de representatividade. “O poder está longe do povo”, afirma.
QUE É O VOTO DISTRITAL?
É um sistema no qual cada deputado ou vereador é eleito individualmente por limites geográficos, pela maioria dos votos. Para tanto, a cidade é dividida por distritos eleitorais, normalmente com população semelhante entre si, e só é possível votar em candidatos com mesmo domicílio eleitoral. Por exemplo: um candidato do TATUAPÉ não poderia receber votos de eleitores da LAPA. Pelo modelo atual, de voto proporcional, a votação elege múltiplos parlamentares segundo total de votos recebidos por um partido ou por candidato individualmente.  
HADDAD E O PT SAEM ARRANHADOS DOS PROTESTOS – Cientistas políticos avaliam que prefeito foi sacrificado em nome das eleições de 2014. O PARTIDO DOS TRABALHADORES e especialmente o prefeito FERNANDO HADDAD são os que tiveram suas imagens mais prejudicadas pelas manifestações populares que culminaram com a redução da tarifa de ônibus na cidade de SÃO PAULO. A análise é de cientistas políticos ouvidos pelo DIÁRIO e endossada por lideranças do próprio PT. De acordo com RUI TAVARES MALUF, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política, HADDAD foi rifado, inclusive pelo seu tutor, o ex-presidente LULA, em nome da reeleição de DILMA ROUSSEFF no ano que vem. “Ao fazer pressão para que HADDAD revogasse o aumento das tarifas de ônibus, LULA e DILMA não se preocuparam com a imagem do prefeito, mas sim com a eleição do ano que vem”, afirmou MALUF. LEÔNCIO MARTINS RODRIGUES, professor aposentado da UNICAMP (Universidade Estadual de CAMPINAS), disse que toda a classe política foi mais do que chamuscada nos episódios dos últimos dias. “Os políticos dos partidos que gozavam de maior prestígio e pareciam falar em nome do povo, como o PT, foram os mais atingidos”. Até o líder do PT na Câmara Municipal, vereador ALFREDINHO, concorda que HADDAD falhou no seu primeiro grande teste à frente do Executivo. Na opinião do parlamentar, o prefeito recuou tarde de sua posição inicial de não baixar o valor da tarifa de ônibus. “Agora ele terá de dar respostas mais ágeis na área do transporte de massa para reverter o desgaste gerado”, afirmou. “E uma das medidas que deveria tomar é rever os lucros exagerados dos empresários desse setor.” Na visão do petista, o partido tem boas propostas para transportes, como os corredores, e tem de implantá-las rapidamente.
Uma multidão de 35 mil pessoas protestou hoje no Centro de SÃO PAULO contra a aprovação da PEC 37, embora nem todos soubessem o que significa essa proposta de emenda constitucional. A PEC 37, que tramita no Congresso Nacional, retira o poder de investigação do Ministério Público em casos criminais e vem sendo chamada pelos opositores de PEC DA IMPUNIDADE. Além de SÃO PAULO, a PEC 37 foi o tema central de manifestações em BRASÍLIA, CURITIBA, BELÉM, RECIFE e CUIABÁ. O protesto paulistano, pacífico, saiu da frente do MASP, na Avenida PAULISTA, e seguiu pela Rua da CONSOLAÇÃO até o Centro, onde fica a sede do Ministério Público do Estado de SÃO PAULO. As pistas dos dois sentidos da PAULISTA e da CONSOLAÇÃO foram interditadas pela Polícia Militar durante a passagem dos manifestantes. No início do protesto, ainda na PAULISTA, a transexual PAULETE PINK exibia um cartaz com referências ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado MARCO FELICIANO, defensor do projeto que permite a psicólogos oferecer tratamento para a homossexualidade, conhecido como “cura gay”. “Sou doente. Não tenho cura”, dizia o cartaz da transexual, uma das manifestantes que ampliaram o leque da manifestação para além da PEC 37. Ao lado da transexual, a advogada JULIANA MUSZKAT procurava dar seriedade aos protestos com argumentos contrários à aprovação da emenda constitucional. “É um absurdo tentar tirar o direito de investigação de quem mais tem ajudado a mudar o BRASIL”. Mesma opinião tinha o vereador GILBERTO NATALINI (PV), também presente ao ato. “Quem tem medo de promotor é porque quer fazer coisa errada”, disse. Para o procurador-chefe em exercício do Ministério Público federal em SÃO PAULO, ÁUREO LOPES, o poder de investigação não pode ficar restrito apenas às polícias, que são subordinadas ao Executivo.
Pelo menos 22 pessoas foram presas e outras 15 ficaram feridas durante protesto realizado hoje em BELO HORIZONTE (MG) próximo ao Estádio do MINEIRÃO, onde foi disputada a partida entre MÉXICO e JAPÃO pela COPA DAS CONFERAÇÕES. Cerca de 66,5 mil manifestantes participaram do ato. Um jovem de 16 anos caiu de um viaduto e estava com suspeita de traumatismo craniano. Houve depredação de 13 concessionárias de automóveis. Ao todo, cinco policiais militares, seis manifestantes e um repórter fotográfico ficaram feridos. A maioria participou de forma pacífical mas um grupo entrou em confronto com a PM. Em BRASÍLIA, cerca de três mil pessoas, sobretudo mulheres, participaram da MARCHA DAS VADIAS, contra o projeto da “cura gay” aprovado na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Outras capitais que tiveram protestos hoje foram FORTALEZA, SALVADOR, SÃO LUÍS, BOA VISTA, CURITIBA e RIO BRANCO.
O confuso árbitro RAVSHAN IRMATOV apitou o final da partida e FRED se ajoelhou no meio do campo. Era como se uma tonelada tivesse sido tirada dos ombros do atacante. Com dois gols, ele foi decisivo na vitória do BRASIL sobre a ITÁLIA, por 4 a 2, em SALVADOR, pela COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Foram os dois primeiros do artilheiro, que havia prometido anotar em todos os jogos da competição, mas estava em branco até esta tarde, na ARENA FONTE NOVA. O resultado assegurou a primeira posição na chave para a seleção. Na quarta-feira, em BELO HORIZONTE, enfrenta o segundo colocado do Grupo B. Provavelmente o URUGUAI. O incômodo de FRED era visível. Chegou à COPA como artilheiro da equipe na era FILIPÃO, com quatro gols. Tem o estilo de que o treinador gosta. Mas estava apagado. Pior do que isso, viu seu reserva, JÔ, entrar por apenas alguns minutos diante de JAPÃO e MÉXICO e balançar a rede nas duas rodadas. Nada disso mudou nos primeiros 45 minutos. Ao contrário, o camisa 9 ficou preso na marcação. Caiu pelas laterais para abrir espaço e ajudou a pressionar a saída de bola italiana. NEYMAR, HULK e OSCAR estavam também sempre presentes na marcação. A ITÁLIA, sem a dupla PIRLO e DE ROSSI, tinha dificuldades para trocar passes. Apesar  do domínio, o BRASIL não criava chances. Isso até que, no último lance antes do intervalo, DANTE apareceu para completar para o gol, após rebote de BUFFON. A ITÁLIA chegou a empatar o jogo, com GIACCHERINI. Não deu tempo nem para ficar nervoso porque NEYMAR, com imensa categoria, quatro minutos mais tarde, desempatou de falta. Foi quando começou a redenção de FRED. Cada vez mais puxando a marcação para quem entrava pelo setor esquerdo, passou a incomodar. Numa jogada de pura raça, fez o terceiro e, nos minutos finais, deixou mais uma vez sua marca. Ofuscou até a confusão no segundo gol italiano, quando o juiz sinalizou pênalti e, em seguida, deu a lei da vantagem. BRASIL jogou com JÚLIO CÉSAR; DANIEL ALVES, THIAGO SILVA, DAVID LUIZ (DANTE) e MARCELO; LUIZ GUSTAVO, HERNANES, OSCAR; HULK (FERNANDO), NEYMAR (BERNARD) e FRED.
Um PM é suspeito de ser o autor do tiro que feriu uma criança durante manifestação no Terminal JOÃO DIAS, zona sul, na noite de ontem. O militar se apresentou à Polícia Civil. A menina, de 12 anos, foi ferida na perna às 21 horas, durante o protesto que reunia cerca de 600 pessoas na região. Ela foi medicada no Hospital do CAMPO LIMPO e passa bem. Segundo a PM, o militar afirmou que passava pelo local no momento da manifestação quando o seu carro, um ASTRA, foi cercado. Nesse momento, o tiro teria sido disparado. Policiais que acompanhavam o protesto foram procurados pelo tio da menina, que a carregava no colo. Um agente da CET conseguiu anotar parte da placa do ASTRA. Antes, porém, que os investigadores chegassem ao proprietário do carro, o policial militar se apresentou. No 47º DP (CAPÃO REDONDO), foi registrado um termo circunstanciado de lesão corporal. A arma da PM foi apreendida. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a PM vai instaurar procedimento administrativo para apurar o caso. O nome do PM não foi divulgado.
Três suspeitos sem identificação foram mortos por policiais militares na FAVELA FUNERÁRIA, na zona norte, nesta madrugada, pouco depois de um policial ser ferido durante protestos na Rodovia PRESIDENTE DUTRA. O SARGENTO PM FRANCISCO DANIEL DA SILVA foi atingido na perna por um tiro de fuzil às 20:30 horas. Ele tentava evitar um saque em uma região próxima ao VIADUTO CURUÇÁ, onde ocorria a manifestação. Após o disparo, policiais da ROTA e do 5º Batalhão foram à região. O primeiro suspeito foi morto às 2 horas na Rua do OPERÁRIO. Pouco depois, outro homem foi baleado pelos policiais na Rua DILCE FREITAS DA SILVA. A última morte ocorreu em seguida na Rua JAMBO. Segundo a PM, todos os mortos trocaram tiros com os policiais. Três fuzis e uma pistola foram apreendidos.
Dois acidentes com ônibus pelas estradas brasileiras deixaram pelo menos 15 mortos e mais de 50 pessoas feridas hoje. O primeiro ocorreu durante a madrugada em SOBRAL, na região norte do CEARÁ, e matou cinco mulheres e um homem, além de deixar 32 passageiros feridos. O acidente aconteceu por volta de 1:30 hora, no km 183 da BR-222, no distrito de PATOS. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista teria cochilado ao volante e, ao tentar fazer a curva, caiu em um barranco. De acordo com os sobreviventes, o socorro demorou para chegar. O outro grave acidente ocorreu com um ônibus de excursão na rodovia SC-386, entre os municípios de IPORÃ DO OESTE e MONDAÍ, no oeste de SANTA CATARINA, hoje pela manhã. Cinco mulheres e quatro homens morreram e 23 ficaram feridos. O ônibus saiu da pista e capotou em uma ribanceira. O veículo saiu de FOZ DE IGUAÇU, no PARANÁ, para um encontro religioso em SANTA ROSA, no RIO GRANDE DO SUL.
MARIANO TAGLIANETTI responde a uma mensagem que lhe mandei sobre o voto distrital:
Caríssimo Cel. Ventura, boa noite! A notícia dá noção do VOTO DISTRITAL**.Está adicionando consenso por verdadeira REFORMA POLÍTCA e não meramente Eleitoral como pretende a maioria congressual. A idéia de produzir video é de todo construtiva, promoverá divulgação do ideal de 32, hoje presente nos anseios de renovação que estão sendo reivindicados nas ruas. Com apreço, Mariano.
Acabo de assistir reportagem dos acampados no RJ, neste momento, diante do prédio em que mora o Gov Cabral. Uma das reivindicações em cartaz "REFORMA POLÍTICA". 
Em 22/06/2013 18:07, Mario Ventura < celmario@gmail.com > escreveu:
ESTIMADO MARIANO
Está hoje no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO
QUE É O VOTO DISTRITAL?
É um sistema no qual cada deputado ou vereador é eleito individualmente por limites geográficos, pela maioria dos votos. Para tanto, a cidade é dividida por distritos eleitorais, normalmente com população semelhante entre si, e só é possível votar em candidatos com mesmo domicílio eleitoral. Por exemplo: um candidato do TATUAPÉ não poderia receber votos de eleitores da LAPA. Pelo modelo atual, de voto proporcional, a votação elege múltiplos parlamentares segundo total de votos recebidos por um partido ou por candidato individualmente.  
Estamos pensando em realizar um vídeo de nossa reunião em 9 de Julho onde transmitiremos uma lição de civismo ao povo brasileiro quando todos os presidentes de núcleos estarão reunidos em momento histórico e inédito nos nossos anais.
O jornalista EWALDO DANTAS FERREIRA era paulista de CATANDUVA. Em mais de 50 anos de profissão, fez grandes reportagens, como a publicada em série, em 1973, no JORNAL DA TARDE e em O ESTADO DE SÃO PAULO sobre o ex-chefe da GESTAPO em LYON (FRANÇA), durante a 2ª Guerra Mundial, KLAUS BARBIE. A série levou o nome de “O DEPOIMENTO DO SS BARBIE – ALTMANN”. Entre os diversos trabalhos, cobriu o conflito de católicos e protestantes na IRLANDA, a guerra civil em MOÇAMBIQUE e rebeliões em cadeias brasileiras. EWALDO foi professor universitário, diretor de agências de publicidade, consultor. Trabalhou nos DIÁRIOS ASSOCIADOS, na FOLHA DE SÃO PAULO e dirigiu a revista VISÃO e o jornalismo da REDE BANDEIRANTES. A convite do CARDEAL DOM PAULO EVARISTO ARNS, comandou o jornal da arquidiocese O SÃO PAULO. Como presidente de sindicato, organizou a primeira greve da história dos jornalistas, em 1961, movimento que resultou na fixação do primeiro salário mínimo profissional no BRASIL. EWALDO morreu neste sábado, dia 22 de junho, aos 87 anos (nasceu em 1926). Ele deixa três filhas, netos e bisnetos. O corpo está sendo velado no CEMITÉRIO DE CONGONHAS.      
ESTOU VENDO A COISA PRETA

COMO INFORMAÇÃO. SE JÁ CONHECE, DESCULPE.
QUEM PATROCINA?
O Movimento Passe Livre tem um site, cujo endereço é “http://www.mpl.org.br/” — e, claro, há um site específico para São Paulo: “saopaulo.mpl.org.br”. Muito bem. Uma das curiosidades lícitas que a gente pode ter é esta: em nome de quem está registrado esse domínio? O leitor pode, então, recorrer ao site http://registro.br/ e descobrir. Basta escrever no campo de busca o endereço “mpl.org.br”. E encontrará isto.
O nome do chefão da Alquimídia, que é dona do domínio da entidade que está a promover, com meia dúzia de gatos-pingados, o caos em várias capitais brasileiras é Thiago Skárnio, como se vê acima. Não sei se é sobrenome real ou artístico, mas é muito significativo.
A base de operações do rapaz é Florianópolis, cidade, diga-se, onde o protesto contra o reajuste de tarifas de ônibus tem um histórico de violência e radicalização. Se o leitor decidir navegar pelo site “Alquimídia”, descobrirá que essa entidade “ponto org” funciona como uma produtora privada de conteúdo qualquer. A diferença é que é alimentada com dinheiro público e diz trabalhar apenas para “coletivos” e “entidades do terceiro setor”, embora possa, sim, ter a parceria de “empresas privadas”. Ah, bom…
Skárnio, a única cara visível da Alquimídia, se define assim na rede (em vermelho):
Iniciei minhas atividades como desenhista. Depois de produzir charges e ilustrações para publicações independentes e sindicais, passei a trabalhar também com fotografia, texto, produção gráfica e audiovisual.
Além da produção alternativa de vídeos e a edição do site SARCASTiCOcomBR, apoio causas como a cultura digital, liberdade de expressão, estado laico, democracia líquida e as políticas públicas para a cultura, e participo de organizações e movimentos como o FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, ABRAÇO – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Pontos de Cultura, CNC – Conselho Nacional de Cineclubes, Cinemateca Catarinense (ABD-SC), TV Comunitária de Florianópolis e Movimento Mega-Não.
Atualmente coordeno o Pontão Ganesha de Cultura Digital, projeto mantido pelo Ministério da Cultura e a Alquimídia.org (organização que ajudei a fundar) e fui eleito para a cadeira de Cultura Digital do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis.
O que é “democracia líquida”? É uma tese neofascista (pesquisem a respeito) que, sob o pretexto de instituir a democracia direta, prega, na prática, o fim do Poder Legislativo. Cada questão importante da sociedade seria decidida por indivíduos eleitos exclusivamente para aquele fim.
O linchamento, por exemplo, não deixa de ser uma forma de “democracia líquida”…
Eis aí: eu tinha a convicção — e agora tenho a certeza — de que, na raiz dessa história, estavam as tetas do estado.
“Ah, o Alquimídia só registrou o nome; não tem nada a ver com isso.” Claro que não…



 O BRASIL rumo ao ABISMO .....!!!
Dilma inicia seu terceiro ano de governo dando continuidade aos roubos, à incompetência e aos desmandos vistos nos oito anos do governo anterior, dirigido por um crápula de nome Luiz Inácio Lula da Silva, forjado nos porões de sindicatos e eleito presidente por uma sociedade crente, de boa fé, porém desinformada. É verdade que a mulher já demitiu uma penca de ministros ladrões, todos deixados de herança pelo Exu de Garanhuns. Os que continuaram no governo, somados aos novos nomeados, podem não ser ladrões, mas são indubitavelmente incompetentes e estão levando o país ao abismo. Nossa Economia desce a ladeira nas mãos de um cidadão que está mais perdido do que cego em tiroteio - PIB rastejando feito cobra e inflação em alta. Esse indivíduo PETISTA que se diz ECONOMISTA, e que há sete anos dirige a economia, deveria solicitar da rede Globo de Televisão vídeos com seus ridículos e irresponsáveis pronunciamentos sobre o nosso crescimento; inteirar-se de sua incompetência; envergonhar-se dela e, em seguida, em nome do bom senso solicitar demissão, para o bem do Brasil. A manteiga está derretendo. A Educação está entregue ao cientista PETISTA Mercadante, um exímio elaborador de falsos dossiês. Sintomático - é doutor pela UNICAMP - título concedido de maneira suspeita e desmoralizante, dias antes de o gênio assumir o ministério da Ciência e Tecnologia, principal provedor de verbas para a referida instituição. Ele escolheu para defesa de tese os feitos econômicos do governo de seu guru, Luiz Inácio Lula da Silva. Gostaria de ler essa obra de arte. Aproveito a oportunidade para encarecidamente solicitar de alguém que a possua, o envio de uma cópia. Para os que não sabem ainda, vale lembrar que, nessa mesma universidade, a atual presidente Dilma tentou obter ilicitamente dois títulos de pós graduação (Mestrado e Doutorado) para mostrar na sua campanha presidencial, mas que felizmente foi desmascarada a tempo. A Justiça está nas mãos do incompetente José Eduardo Cardoso. Esse ministro recentemente reconheceu publicamente que os presídios brasileiros são medievais, como se a responsabilidade por isso não fosse dele e do próprio Ministério da Justiça. Está à frente da Justiça há dois anos e ainda não aprendeu a administrar a verba à disposição da instituição que dirige. Mas, nem por isso ele deixa de ser um eloquente orador do Foro de São Paulo, ideia parida pela múmia Fidel Castro e adotada pelo ex-presidente brasileiro. Esse Apedeuta e Ladrão do dinheiro público, uma verdadeira excrescência, encontrou em terras Tupiniquins dedicadas amas de leite que o fizeram crescer e hoje tonou-se uma ameaça às instituições democráticas do Brasil e de outras repúblicas Sul Americanas. Minas e Energia está entregue a um político decrépito, pau mandado a serviço da capitania hereditária do Maranhão da família dos Sarney. Essa cavalgadura não consegue distinguir uma tomada elétrica do focinho de um porco. Apesar dos apagões - "interrupções" na novilíngua petista - , ele continua com o apoio do Planalto à frente de um dos setores mais importantes para o desenvolvimento do país, o energético. Não tenho intimidade com a peça, mas já li de fontes bem informadas que até a tintura do cabelo ele escolhe errado. Mesmo assim continuaremos com Lobão, o precursor do lampião. O setor dos Transportes lembra as construções medievais, seus castelos e igrejas, não pelo estilo, mas pela demora na conclusão. Temos uma ferrovia, a Norte-Sul, que se encontra em construção há 25 anos. O dinheiro que já foi roubado daria para construir pelo menos mais três: a Leste-Oeste, a Noroeste-Sudeste e a Nordeste-Sudoeste. Uma verdadeira rosa dos ventos ferroviária. Só para lembrar, o setor é dominado por Waldemar da Costa Neto, um bandido condenado como membro atuante da quadrilha do mensalão, em última instância pela suprema corte (STF). Porém, no país do faz de conta ele continua deputado e manda no pedaço. A Saúde pública não existe. Desse setor eu falo com conhecimento de causa, afinal sou médico. Já trabalhei no serviço público, onde jamais voltaria a trabalhar. Nunca serei cúmplice de assassinatos. Saibam que estão matando a população pobre como se fossem moscas. Não culpo a classe médica nem os para-médicos. Ambos os segmentos profissionais são vítimas desse governo corrupto que usa o dinheiro público para engordar conta corrente de bandidos; para manter um Congresso caro, podre e submisso; para financiar compra de votos através de falsos programas de inclusão social ao custo de R$ 21 bilhões em 2012; para aparelhar o Estado com 21.000 nomeações em cargos chaves da administração. Para concluir, e fechar com chave de ouro a podridão reinante no país, recentemente tomamos conhecimento que o contribuinte brasileiro também financiava as orgias sexuais do ex presidente com uma prostituta conhecida como “Rose” em viagens ao exterior, desrespeitando inclusive normas internacionais, pois a teúda e manteúda adentrava outros países como clandestina. Oficialmente ela não fazia parte da comitiva, (embarcava clandestinamente) basta conferir no Diário Oficial da União, até porque sua função de prestadora de "serviços" na suite presidencial do Aerolula, onde tinha livre acesso, segundo oficiais da Aeronáutica, não condizia muito com a moralidade de um governo que se diz sério. Esse, decididamente não é o Brasil que nós queremos e que as pessoas de bem merecem. (Autoria: Dr. Humberto de Luna Freire Filho - Médico.)
ENC: Carta aberta do jornalista Cosme Rímoli para a presidente Dilma
"Há um ano e meio atrás, diziam que não conseguiríamos.
Mas hoje, estamos vendo estes estádios sendo construídos e entregues.
E não é qualquer estádio.
São modernos e de qualidade.
É uma resposta aos pessimistas de plantão.
Aqueles que diziam que não somos capazes."
Parte do discurso feito hoje pela presidente do Brasil.
Na inauguração da nova arena de Brasília.
Excelentíssima presidente Dilma Rousseff...
Esta é a primeira vez que escrevo para uma presidente.
O motivo é nobre.
Quero avisá-la que a senhora irá entrar para a história com a Copa do Mundo.
Mas não da maneira que imagina.
Por mais que sua participação efetiva seja dar bicudas na bola...
Fazer discursos eleitorais para políticos aliados que não vão poupar palmas...
Derrubar Ricardo Teixeira...
E delegar todo o controle do Mundial mais caro da história a Aldo Rebelo.
A senhora herdou esta Copa do seu mentor, o ex-presidente Lula.
Esperto, ele vislumbrava o maior amor do Brasileiro.
E, principalmente, a ano que o Mundial será disputado.
Não é uma beleza ele acontecer justo quando haverá eleição presidencial?
Melhor impossível.
O Brasil assegurou a Copa aqui em 30 de outubro de 2007.
Há quase seis anos.
O anúncio oficial arrancou lágrimas de felicidade de Lula.
E de várias construtoras e empreiteiras.
A Fifa propôs e o governo de integração aceitou de imediato.
Pela primeira vez desde 1930 haverá 12 sedes em um Mundial.
O 'normal' eram oito.
Mas aqui não.
Houve uma reunião governamental em 2010.
Sim, três anos depois do anúncio do Mundial nesta terra.
Com pomposo nome, presidente: Matriz de Responsabilidades.
Ficou acertado que os estádios custariam no máximo R$ 5,4 bilhões.
Pois três anos depois, as obras já passaram de R$ 7,1 bilhões.
E vão aumentar, para que todas sejam entregues no prazo.
Cara Dilma, me permita a intimidade...
Sabia que quatro destes oito estádios são elefantes brancos?
O de Manaus, Cuiabá, Natal e o que a senhora acaba de inaugurar?
Onde ironizou os como eu, pessimistas de plantão?
Isso, o da cidade onde mora, presidente.
Onde ouviu o assanhado Aldo Rebelo chamar de Coliseu da nova Roma?
Será que ele está prevendo como ficará daqui a alguns anos a arena?
Aos poucos a senhora entenderá o motivo pelo qual entrará na história.
O estádio Mané Garrincha que acabou de inaugurar.
Sem saber, teve a primazia de batizar o primeiro elefante branco do País.
A arena custou um bilhão de reais.
Tem capacidade para 75 mil pessoas, que beleza.
Sabe qual é a média de público do Campeonato Brasiliense?
844 pessoas.
Com um detalhe muito interessante.
Ingressos a R$ 1,00.
Vamos falar de Cuiabá.
A nova arena custou até agora R$ 519 milhões.
43.600 pessoas poderão assistir grandes confrontos por lá.
Isso se decidirem sair de casa.
A média do Campeonato Mato-Grossense é de 612 pessoas.
Mesmo com o incentivo governamental.
Um quilo de comida vale um ingresso.
A arena das Dunas em Natal ficou linda, nos trinques.
Cabem 45 mil pessoas.
A senhora quer a média de público no Campeonato Potiguar?
Com ou sem emoção, como perguntam os bugueiros de lá?
O emocionante primeiro turno mostrou 1.041 pagantes.
Porém a mais confortável será a de Manaus.
Ela custou baratinho: R$ 529 milhões.
Caberão 44.310 pagantes.
No poderoso Campeonato Amazonense será uma festa.
Será possível acampar, jogar futebol nas arquibancadas.
A média do torneio é de 588 pagantes.
Sim, presidente.
Elefantes brancos anunciados antes mesmo de começarem as obras.
Mas para que parar?
Há de se ter uma solução.
Talvez a criação do bolsa ingresso.
José Maria Marin tem uma solução.
Lembrando o tempo da Ditadura Militar que o fez governador.
E discursar contra o Vlado, se recorda?
Lógico que sim...
Pois bem, ele quer que os grandes clubes brasileiros ajudem na marra.
Sejam obrigados a levar partidas como mandantes para estes estádios.
Sem poder de barganha.
Quer tornar isso uma prática normal no Campeonato Brasileiro.
Por enquanto não anunciou oficialmente.
Mas já está articulando.
Haverá enormes conflitos e provável rebelião.
A senhora sabe, presidente um efeito colateral destas arenas?
O preço dos ingressos subiu em média 300% no país.
A se fosse o nosso PIB, hein presidente?
Mas não é.
As arenas estão elitizando o público.
Na Copa então, será uma doideira.
Futebol só na televisão ou nos telões de lanchonete.
A Fifa já começou a vender os ingressos para o Mundial.
Vou mostrar para a senhora os preços dos caros.
Os baratos só depois da Copa das Confederações.
É para assustar, presidente.
Tem direito a buffet, os melhores lugares.
Os jogos são da primeira fase, da Seleção Brasileira.
No Itaquerão custam US$ 2.552, nada menos do que R$ 5.145.
Em Fortaleza e Brasília será uma pechincha.
US$ 1.595, R$ 3.190, em cada jogo.
Se a Seleção do Felipão se classificar à final, vou ficar muito feliz.
E surpreso.
Tanto assim que convido a senhora, eu pago.
Faço questão.
Desembolso US$ 4.543 ou R$ 9.086,00 para cada ingresso.
Não é por nada, não.
Mas considero esses preços um ultraje para a população brasileira.
E a senhora, não?
Será que tem ideia, alguém lhe contou quanto custa ver um jogo na Copa?
Queria perguntar outra coisa.
Por que muitas obras de mobilidade social ficaram no papel?
A senhora por acaso sabe o caos que a torcida sofre para chegar ao Mineirão?
Os tumultos no trânsito por onde há uma nova arena.
Como a Fonte Nova e sua deprimente venda de ingressos.
Com a polícia dando tiros de borracha e soltando bombas nos torcedores?
Aquele estádio que a senhora inaugurou com o Carlinhos Brown.
Onde chacoalhou a caxirola com a espevitada Marta Suplicy?
Que custou a bobagem de R$ 2,2 bilhões.
Sim, a obra saiu por R$ 591,7 milhões.
Mas o consórcio que administrará o estádio foi ousado.
Pediu como contrapartida R$ 103 milhões por 15 anos.
Somados os valores se chega ao estádio mais caro da Copa.
Em 2011, o Tribunal de Contas da União (TCU) criticou o modelo de negócio.
Definiu a contrapartida como longa e cara.
Sim, presidente, R$ 2,2 bilhões, ninguém falou para a senhora?
Segure seu queixo.
Até a caxirola fará a alegria dos gringos.
A empresa norte-americana que faz as embalagens do McDonald's tem a exclusividade sobre ela.
E pretende faturar R$ 3 bilhões até a Copa.
Não é mais um motivo de orgulho?
Quanto aos turistas, pode ficar aliviada.
Eles não serão nem sombra do que se esperava.
A Copa das Confederações já mostra isso, cara Dilma.
A Fifa garante que vendeu mais de 588 mil ingressos.
A senhora sabe a porcentagem de estrangeiros que os comprou?
Menos de 3%.
Ainda bem que seu governo não remodelou os aeroportos.
Para quê?
Seu governo pode seguir o ritmo paquidérmico.
Até os hooligans estão assustados.
E não querem vir para cá.
Têm medo das nossas torcidas organizadas.
Só invejam a nossa legislação frouxa.
Que trata com carinho os torcedores brigões, assassinos.
A violência urbana que domina o País está espantando os turistas.
Bobagem, não é?
Assustadinhos, qual o problema de se sentir em uma guerrilha urbana?
Estupros em ônibus acontecem em todos países civilizados.
Dentistas queimados por bandidos também.
Pessoas mortas no roubo de celular acontece no mundo todo.
Assim como assassinatos de policiais monitorados pela cadeia.
A farra dos menores delinquentes é até interessante, tadinhos.
Muitos estão gostando tanto da história que falsificam suas identidades.
Querem ficar mais jovens por dois ou três anos.
Assim não podem ser julgados como maiores.
Não são bonitinhos?
Cada um que fosse para a Fundação Casa deveria ganhar um fuleco.
O Ronaldo não vai poder dar.
Mesmo membro do COL ele foi morar em Londres.
Essa história de arrastões em restaurantes pode ser divertida.
O turista que vier para cá na Copa vai ter o que falar quando voltar.
Se não reagir, lógico.
A procura de ingressos e hospedagem para o Mundial está muito abaixo do esperado.
Tão menor que os números não estão sendo divulgados.
Mas não importa, a Copa é nossa.
E daí que a legislação brasileira foi desrespeitada pela Fifa.
O que interessa são as budweisers nas mãos dos torcedores.
Cerveja para eles.
O importante é todos estarem felizes em junho de 2014.
Quanto à mobilidade social, a saída foi brilhante.
Aplaudo em pé.
Para evitar trânsito, feriado nas cidades onde há jogos.
Que importa a produção, o trabalho?
Vale é o futebol.
A Copa do Mundo é nossa.
Me empolguei...
Perco a educação e faço o que a senhora não pode fazer.
Dou uma banana para mim mesmo, seu pessimista.
Mas só faço uma ressalva, cara Dilma.
Nunca duvidei que os estádios ficariam prontos.
Ficaram como esperava, superfaturados.
Com bilhões do dinheiro público envolvido.
Não havia acreditado no Ricardo Teixeira.
Ele disse que todo o custo seria privado...
Bela piada, sem o menor fundamento.
É a população do seu país que está pagando a Copa.
Mais caro que jamais qualquer outra nação.
O mundial vai passar.
Chegarão as eleições presidenciais.
E o clima de festa pode até valer a reeleição.
A senhora é superfavorita.
Cuidado só com seu mentor, que está com saudade do cargo.
Mas um dia, quanto tiver tempo, procure se informar.
Falar a sério sobre legado.
O que esta Copa caríssima deixará de bom para o Brasil.
O que o País fará com suas novas arenas?
As danadas têm um custo mensal de manutenção que chegam a R$ 500 mil.
Nada menos do que R$ 6 milhões por ano.
Quem é vai pagar por exemplo a de Brasília, Cuiabá, Manaus e Natal depois da Copa?
O custo total do Mundial até agora é de R$ 33 bilhões.
É uma beleza, já que a previsão era de R$ 80 bilhões.
A senhora economizou muito com a suspensão de várias obras de mobilidade social.
Desistindo de promover reformas de verdade nos aeroportos brasileiros.
Só para lembrar
Cerca de 85% desses 33 bilhões são dinheiro público.
Os danados da iniciativa privada só entraram com 15%.
Os governos federal, estadual e municipal que estão pagando.
Com o dinheiro arrecadado da população, não é?
Sim, presidente.
É o povo brasileiro que vai pagar.
A Fifa já anunciou que terá um lucro de R$ 10 bilhões.
Que inveja, não é?
A gente está organizando e promovendo a festa.
Tirando o dinheiro de áreas como Saúde, Educação, Segurança.
E os gringos ainda saem com o dinheiro.
Cara Dilma, eu não tenho a menor dúvida.
A senhora ficará para sempre na história do Brasil.
A Copa do Mundo de 2014 será uma marca registrada sua.
Mais cara que a do Japão, da Alemanha e da África juntas.
Que beleza!
Pode comemorar dando mais bicudas na inauguração de novas arenas.
E discursar para políticos que aplaudem até sua tosse.
O tempo vai passar.
E o legado do Mundial mais caro da história será seu.
Quem pagará agora e depois será a população.
Mas ela terá sua compensação.
Ganhará caxirolas, a bola Cafusa e 12 bilionárias arenas.
Assim como os índios na chegada dos portugueses em 1500.
Eles trocavam ouro e pedras preciosas por espelhinhos.
E se divertiam muito olhando o seu reflexo.
O sentimento do brasileiro será o mesmo dos antepassados indígenas.
Um abraço cordial, Dilma
Deste assumido pessimista de plantão.
Que nunca duvidou da capacidade dos políticos brasileiros.
Vocês são capazes de tudo.
Ou não é o Marin que está ao seu lado na fotografia?
Países adversários de BASHAR AL-ASSAD, o presidente da SÍRIA, anunciaram hoje o envio de ajuda militar aos rebeldes que tentam tomar o poder no país árabe. A intenção é conter a ofensiva das forças de ASSAD e de seus aliados. O governo americano disse, pela primeira vez, que vai armar os rebeldes, enquanto há informações de que a ARÁBIA SAUDITA acelerou o fornecimento de armas aos revoltosos.
Subiu para 575 o número de mortes causadas pelas fortes chuvas durante o mês de junho no estado indiano de UTTRAKHAND. Segundo o governo local, o número vai aumentar. Mais de 62 mil pessoas estão isoladas ou desabrigadas no país asiático. Uma das cidades mais atingidas é AHMEDABAD, onde deslizamentos de terra e inundações causaram mortes e afetaram milhares de famílias.
A ambulância que levava para o hospital o ex-presidente da ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA, teve problema mecânico há duas semanas. Devido à pane, o político de 94 anos ficou cerca de 40 minutos na beira da estrada à espera de outro veículo. Segundo o governo local, foram tomadas medidas para garantir que a condição de MANDELA não fosse afetada. Ele continua em estado crítico devido a problemas pulmonares. Sua internação é a quarta desde dezembro.
Devido a um problema técnico, o FACEBOOK expôs os números de telefone e endereços de e-mail de seis milhões de usuários no ano passado, informou a maior rede social do mundo, com 1,1 bilhão de pessoas cadastradas. De acordo com a empresa, o problema começou em 2012 e foi solucionado em cerca de 24 horas. Os usuários do FACEBOOK que baixaram dados de contatos de sua lista de amigos obtiveram informações adicionais às quais supostamente não poderiam ter acesso. O vazamento dos dados sigilosos acontece após a divulgação recente de que várias empresas de Internet americanas entregaram dados de usuários para um programa de vigilância eletrônica em grande escala dirigido pelo governo dos ESTADOS UNIDOS. As empresas que repassaram as informações são o próprio FACEBOOK, o GOOGLE, a MICROSOFT, a APPLE e o YAHOO, dentre outras. 

2 014      :      -        DOMINGO
Uma manhã fria, mas que não impede que trabalhemos no computador e coloquemos em dia as nossas costumeiras anotações. Ao atualizar o dia 22 de junho extraio trechos que interessam ao histórico do CORONEL PM VENTURA e também ao histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Esse último histórico ultrapassou mais de 500 páginas (ao longo dos 18 anos que ali sirvo) e recentemente dividi o histórico em três partes: a primeira, que vai da criação da Sociedade até a data em que GINO assume a Presidência, um grande divisor da história do MMDC; a segunda parte consta dos seis anos em que GINO STRUFFALDI foi presidente e a terceira parte diz respeito ao tempo que estou na presidência.
Por falar em MMDC, sinto muito o descaso para com a reforma da sede da Sociedade. Os meses vão passando e a situação permanece a mesma, ou melhor, novas rachaduras apareceram e, as mais velhas se tornaram ainda mais feias. O COPA DO MUNDO faz com que todos esqueçam essa situação crítica. Não se fala mais nada no sentido de resolver isso.

Assistir a jogos da COPA DE 2014 tem sido um privilégio para os brasileiros, principalmente porque os duelos estão sendo quase sempre interessantes. Quase. Hoje, por exemplo, foi duro ver a vitória da BÉLGICA sobre a RÚSSIA, por 1 a 0, no MARACANÃ. E a dificuldade começou antes mesmo da partida.
Envergonhada e irritada com as duas invasões de torcedores sem ingressos nos jogos entre ARGENTINA e BÓSNIA (15 pessoas) e CHILE e ESPANHA (cerca de cem), a FIFA exigiu um esquema de guerra para melhorar a segurança. Dito e feito. Chegar ao local não se mostrou tarefa fácil nem para quem foi trabalhar.
Foram 3.660 pessoas envolvidas no planejamento, 600 a mais do que nos duelos anteriores. O acesso à região foi fechado ao trânsito às 7 horas, duas horas antes do previsto para um jogo às 13 horas. Em cada via transversal havia dois bloqueios da PM. Nem sequer os jornalistas podiam passar por eles. Havia uma rua específica para isso.
Policiais foram posicionados dentro e fora do Centro de Imprensa, por onde os chilenos invadiram o MARACANÃ na última quinta-feira. Um reforço considerável para uma estrutura ainda falha. Algumas grades que separam a rua do acesso da mídia estavam emendadas com arames. Outras, com lacres de plástico.
Dentro do estádio, a torcida estava segura, mas não satisfeita. O jogo até teve bons ataques, mas o exagero nos erros de finalização foram irritantes.  No segundo tempo, os brasileiros, maioria no estádio, se revoltaram e cantaram “vergonhaaa, vergonhaaa, vergonhaaaa, times sem vergonha”.
Os gringos se olhavam na arquibancada. Em campo, a BÉLGICA “entendeu” o protesto e respondeu a dois minutos do término do duelo. Com uma bela jogada iniciada e concluída por ORIGI – e excelente participação de HAZARD – a BÉLGICA alcançou seu segundo triunfo no GRUPO H e já está classificada para as oitavas de final. A RÚSSIA, por outro lado, soma um ponto e brigará diretamente pela vaga com a ARGÉLIA, que derrotou a COREIA DO SUL por 4 a 2 e foi a três pontos.

Após 32 anos de espera, a ARGÉLIA, enfim, voltou a conquistar uma vitória na COPA DO MUNDO. Hoje, em PORTO ALEGRE, o time africano derrotou a COREIA DO SUL por 4 a 2, no BEIRA-RIO. Desde o último triunfo, sobre o CHILE, em 1982, a seleção havia sofrido quatro derrotas e três empates.
Derrota pela BÉLGICA na primeira rodada do MUNDIAL, a ARGÉLIA assumiu a segunda colocação do GRUPO H. Agora, na próxima rodada, a equipe africana buscará a classificação inédita para as oitavas de final contra a RÚSSIA, quinta-feira, na ARENA DA BAIXADA.

A eliminação precoce na segunda rodada do MUNDIAL foi evitada no último lance do jogo. De qualquer forma, PORTUGAL ainda respira por aparelhos e precisa de um milagre para garantir vaga nas oitavas de final. Hoje, em MANAUS, o time de CRISTIANO RONALDO empatou com os ESTADOS UNIDOS, por 2 a 2, na ARENA AMAZÔNIA.
Com um ponto e saldo negativo de quatro, a seleção portuguesa precisa vencer GANA e torcer para a ALEMANHA bater os EUA – e ainda tirar a diferença do saldo de gols. Ambas as partidas serão disputadas na próxima quinta-feira, às 13 horas.
Após ser goleado pelos alemães na primeira rodada (4 a 0), PORTUGAL entrou em campo cheio de desfalques. O goleiro RUI PATRÍCIO e o atacante HUGO ALMEIDA acabaram vetados pelos médicos, ambos com lesões na coxa esquerda. O lateral-esquerdo FÁBIO COENTRÃO sofreu estiramento na coxa direita e foi cortado do MUNDIAL e o zagueiro PEPÉ cumpriu suspensão. Mesmo com tantos problemas, PORTUAL não perdeu tempo e conseguiu marcar pela primeira vez no MUNDIAL logo no início da partida. NANI aproveitou falha na marcação, ficou com a bola livre na área e tocou pó cima do goleiro HOWARD.
Enquanto a torcida portuguesa ainda celebrava o gol, a maldição das lesões voltou a assombrar o time comandado por PAULO BENTO. O centroavante HÉLDER POSTIGA sentiu lesão muscular e precisou ser substituído pelo atacante ÉDER.
Com a vantagem no placar, PORTUGAL passou a explorar os contra-ataques e criou boas oportunidades de marcar o segundo gol ainda no primeiro tempo. Na melhor delas, NANI soltou a bomba de fora da área e acertou a bola na trave. No rebote, ÉDER finalizou de primeira e HOWARD fez bela defesa.
No segundo tempo, os norte-americanos controlaram as ações e só não deixaram tudo igual nos primeiros minutos graças ao zagueiro RICARDO COSTA. Quase em cima da linha, o jogador português salvou um gol de BRADLEY. Pouco depois, porém, não teve jeito. JERMAINE JONES pegou a sobra na entrada da área, cortou a marcação de NANI e chutou no cantinho, sem chance para o goleiro BETO.
Aproveitando-se do nervosismo do adversário, o time comandado pelo alemão JURGEN KLINSMANN conseguiu virar o placar. ZUSI chutou cruzado e DEMPSEY, de barriga, marcou o segundo gol ianque.
No último lance do jogo, CRISTIANO RONALDO levantou a bola na área e VARELA testou para o fundo do gol: 2 a 2.

Mais uma vez, a MERCEDES fez a dobradinha no fim de semana da FÓRMULA 1, agora, no GP da ÁUSTRIA. FELIPE MASSA,que largou em primeiro, não conseguiu terminar nem no pódio.
O piloto brasileiro assegurou, após a corrida, que a primeira parada para troca de pneus, na 15ª volta, quando perdeu posição para o alemão NICOS ROSBERG, comprometeu sua prova. “Perdi tempo. Perdi a chance do pódio. Ali foi o momento problemático da corrida. Poderia chegar ao pódio. Na frente das MERCEDES, era difícil mesmo, mas dava para ficar no pódio”, garantiu MASSA.
Ao voltar na quarta posição, o brasileiro não teve chances de atacar o colega de equipe, VALTERI BOTTAS, que estava em terceiro – o finlandês conquistou seu primeiro pódio na carreira. Pior do que isso, viu o espanhol FERNANDO ALONSO, quinto, colar e quase ultrapassá-lo.
MASSA ressaltou o avanço da WILLIAMS no campeonato, mas garantiu eu poderia ter terminado em melhor posição.
Sem querer saber dos erros adversários, NICO ROSBERG aproveitou a bobeira da WILLIAMS no pit stop para conquistar sua terceira vitória na temporada. Ele lidera o campeonato de pilotos com 165 pontos, 29 a mais do que seu companheiro de equipe, LEWIS HAMILTON, segundo colocado hoje.

A noite de sábado foi de apreensão para os moradores do bairro do BONSUCESSO em GUARULHOS. Um assalto a uma farmácia localizada na Rua ARMANDO BEI terminou com a morte de uma jovem de 17 anos. JENNIFER BATISTA DOS SANTOS era balconista do estabelecimento comercial.
Por volta das 21:50 horas, dois homens, um com uma máscara de palhaço e o outro com uma touca ninja, entraram na farmácia e anunciaram o assalto. Os criminosos roubaram o dinheiro que existia no caixa. Os dois assaltantes também levaram o celular de um cliente que estava no local e o da própria balconista.
Logo após eles se apoderarem dos pertences, JENNIFER foi baleada. Não houve tempo para socorrê-la, já que a moça não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda não existem informações se ela reagiu ao assalto ou sobre qualquer outro motivo que tenha levado os criminosos a dispararem contra ela.
Os dois homens fugiram em um automóvel PÁLIO. Uma mulher os aguardava ao volante do carro para facilitar a fuga. Na tentativa de escapar, os criminosos bateram com o veículo em uma guia. Com o impacto, o pneu do automóvel estourou, os assaltantes o abandonaram e fugiram a pé.
A polícia encontrou o carro na RUA BÁLTICO, perto do local onde ocorreu o crime. Os policiais descobriram que a placa do veículo estava adulterada com fita isolante. Um levantamento apontou que o carro havia sido roubado no dia 20 de junho. O proprietário já foi localizado e o automóvel, devolvido.

A polícia encontrou o carro no qual um policial militar desaparecido estava. O veículo foi retirado hoje de um córrego no PARQUE MARIA HELENA, em SUZANO. O automóvel pertence à namorada do PM. O agente estava com o carro na hora de seu sumiço, dia 20. A Secretaria da Segurança Pública ainda não tinha pistas sobre o paradeiro do policial militar, de 28 anos.

A colônia sul-coreana em SÃO PAULO fez uma bela festa hoje no BOM RETIRO, região central, ao lado do Metrô TIRADENTES, para acompanhar o jogo contra a ARGÉLIA, pelo GRUPO H da COPA. Cerca de mil torcedores cantaram, gritaram e apitaram sempre que o time se aproximava da área adversária. Mesmo com a derrota por 4 a 2, a comunidade gostou da atuação guerreira do time. Para completar a diversão, havia barraquinhas com comidas típicas.

Em convenção realizada hoje em BRASÍLIA, o PSOL definiu LUCIANA GENRO, de 42 anos, como candidata do partido para concorrer à Presidência da República. A ex-deputada passou a ser a escolha do PSOL para a disputa da eleição depois que o senador RANDOLFE RODRIGUES, que cogitava se lançar, ter anunciado no dia 13, que não iria mais concorrer. LUCIANA comanda a presidência da FUNDAÇÃO LAURO CAMPOS, vinculada ao partido. Ela exerceu mandato de deputada estadual no RIO GRANDE DO SUL entre 1995 e 2002, pelo PT. Em 2002, foi eleita deputada federal, mas foi expulsa pelo partido, em dezembro de 2003.

A ex-senadora MARINA SILVA, vice na chapa de EDUARDO CAMPOS à Presidência da República, afirmou que não vai apoiar a aliança entre o ex-governador de PERNAMBUCO e o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN. “Não vamos apoiar a aliança. O melhor caminho seria o da candidatura própria. Não sendo (assim), a  REDE está discutindo se participará com a candidatura ao Senado”, disse em entrevista à REDE TV!. Ela afirmou que não subirá em palanque do PDDB em hipótese alguma. Na sexta-feira, CAMPOS selou a aliança que garantirá ao seu partido a vaga de vice na chapa do PSDB ao governo de SÃO PAULO.

O sitio do presidente da Assembléia Legislativa do RIO DE JANEIRO, PAULO MELO (PMDB), em RIO BONITO, no interior do Estado, foi invadido no final da noite de sábado (ontem) por um grupo de homens armados. Houve troca de tiros e dois policiais militares que faziam a segurança do parlamentar acabaram feridos. PAULO MELO torceu o pé ao tentar se refugiar e passou por duas cirurgias. Na casa, estava também a mulher do deputado, FRANCIANE, que é prefeita da cidade de SAQUAREMA, além de amigos do casal. A PM e a Polícia Civil chegaram a fazer buscas na região, mas nenhum dos criminosos foi localizado. Policiais realizaram perícia no sítio ainda no sábado e três funcionários da propriedade já prestaram depoimento.           

XXXXX