domingo, 4 de outubro de 2015

VAMOS INVADIR BRASÍLIA DIA 27/10 - REPASSANDO MENSAGEM ENCAMINHADA POR DJALMA PEREIRA.

Vamos invadir Brasília dia 27/10



x

Djalma Pereira


para

REPASSANDO

De:
Enviada em: sábado, 3 de outubro de 2015 18:57
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Vamos invadir Brasília dia 27/10


Imagem inline 1

VÍDEO MOSTRA AÇÃO DE MOTORISTA QUE SALVOU PM EM TIROTEIO COM 2 MORTOS - NOTÍCIA DADA PELO CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA


Em sábado, 3 de outubro de 2015 17:44:49 UTC-3, JAIRO PAES DE LIRA escreveu:
Caros amigos,
Abaixo, "link" noticioso sobre o assunto em epígrafe.
Eu, se pudesse, condecorava esse bravo cidadão comum. A corja que está no poder quer emascular o Brasil. Mas não conseguirá fazê-lo, enquanto houver homens de tutano nesta Pátria espoliada, traída e vilipendiada.
Abraço do
PAES DE LIRA

3 DE OUTUBRO DE 2015 - SÁBADO

QUANTO MAIS PRÓXIMA SUA ALMA SE ENCONTRAR DE ALGUMA REALIZAÇÃO, PARADOXALMENTE O SINAL QUE CONFIRMARÁ TAL CONDIÇÃO SERÁ O DO AUMENTO DAS CRÍTICAS RECEBIDAS, E DOS OBSTÁCULOS QUE ESSAS PESSOAS COLOCARÃO EM SEU CAMINHO.


D I A       T R Ê S       D E       OUTUBRO       D E        2 015      -       S Á B A D O.
78 anos, 9 meses e 6 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
87º DIA DO ANO 66º
57 anos e 121 dias na PMESP
56 anos e 233 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 288 dias – 489 768 horas.
52 anos e 26 dias da DECLARAÇÃO ÀSPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 204 dias no Posto de Coronel – 330 meses e 21 dias.
4 anos e 88 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 124 dias CORONEL - 23 anos e 294 dias na reserva.
10 673-256 908                         10 124-243 424                              10 391-250 768.
DIA DE SÃO FRANCISCO DE BORJA. Pertencia a uma das famílias mais nobres da ESPANHA. Era duque e exerceu a função de VICE-REI da CATALUNHA. Certa ocasião, fora incumbido de acompanhar o transporte do cadáver da IMPERATRIZ ISABEL, que falecera em TOLEDO, até GRANADA, onde se faria o sepultamento. Assim de fato aconteceu: enviuvou aos 40 anos de idade, renunciou a todos os seus títulos e bens e ingressou na COMPANHIA DE JESUS.
DIA DA SANTA MARIA JOSEFA ROSSELLO. Nasceu em 1811. Convidada após a morte do patrão pela viúva para morar na casa como filha adotiva, recusou para ingressar na vida religiosa. Sob orientação do bispo AGOSTINHO DE MARI, fundou a Congregação das Filhas de NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA, para acolher meninas pobres. Morreu em 1880.

DIA PANAMERICANO DO CIRURGIÃO DENTISTA

DIA DAS ABELHAS

DIA DA BIBLIOTECA ESPÍRITA
DIA DO PETRÓLEO BRASILEIRO
DIA DA PROCLAMAÇÃO DO APOCALÍPSE

789 a. falece SÃO FRANCISCO DE ASSIS. No dia 4 de outubro se celebra o aniversário de morte do santo, embora tenha morrido no dia 3 de outubro de 1226. Ele nasceu em ASSIS, ITÁLIA, em 1181 e foi registrado como GIOVANNI DI PIETRO DI BERNADONE. FRANCISCO foi um apelido dado pelo pai. Em 1205, revolta-se com a riqueza e abandona a família e uma vida confortável para se dedicar à pobreza. No ano seguinte, foi deserdado pelo pai e renuncia os bens materiais. Em muitos momentos, foi considerado louco. De acordo com o frei SEVERINO CLASEN, do CONVENTO E SANTUÁRIO SÃO FRANCISCO, a vida e atuação do santo se caracterizou pela fraternidade a todos os seres vivos. Os fortes vínculos de SÃO FRANCISCO com a natureza relatados em sua vida acabaram fazendo com que um grupo de ecologistas nos EUA o declarasse protetor da natureza e dos animais. O santo fundou a ORDEM DOS FRANCISCANOS, dos FRADES MENORES, das CLARISSAS e a ORDEM FRANCISCANA SECULAR.
426 a. chegam no RIO DE JANEIRO os primeiros monges beneditinos, em 3 de outubro de 1589.
223 a. colocada a pedra fundamental na CASA BRANCA, em WASHINGTON, sede oficial do presidente dos ESTADOS UNIDOS, no dia 3 de outubro de 1792.
212 a. falece SAMUEL ADAMS, um dos principais autores da independência dos ESTADOS UNIDOS, em 3 de outubro de 1803.
211 a. nasce ALLAN KARDEC, em 3 de outubro de 1804. Falece em 31 março 1869. Seu verdadeiro nome: HYPPOLYTE-LEON-DENIZART RIVAIL. Foi um pensador francês criador da doutrina espírita. Seus estudos sobre os fenômenos espirituais propagaram-se em vários países, inclusive o BRASIL.
140 a. aprovação da criação da ESCOLA NAVAL MILITAR, pelo Congresso Argentino, em 3 de outubro de 1872.
138 a. nasce o Primeiro Secretário Geral do Ministério Público de SÃO PAULO, DAVID PIMENTEL, no dia 3 de outubro de 1877, na histórica ILHA DE SÃO MIGUEL, nos AÇORES, FREGUESIA DE LOMBA DA MAIA, comarca de RIBEIRA GRANDE, em PORTUGAL. Veio para o BRASIL em tenra idade, no ano de 1882, em companhia dos pais, de um irmão mais velho e da avó materna, a convite do fazendeiro FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS BOMFIM, avô do poeta PAULO BOMFIM, fixando-se inicialmente na cidade do ESPÍRITO SANTO DO PINHAL, onde o grupo familiar permaneceu um ano, transferindo-se dali, para a fazenda do grande médico e apóstolo do positivismo LUÍS PEREIRA BARRETO, em CRAVINHOS, até mudar-se em 1883 para outra propriedade agrícola, localizada no mesmo município, pertencente a JOSÉ IGNÁCIO DA COSTA ANDRADE. Casou-se com ADÉLIA PIMENTEL, em 1º de outubro de 1899, nascendo dessa união quatorze filhos, onde dos quais se transformariam, depois em florões de nobilíssimas famílias. Em princípios de 1918 vai para CASA BRANCA, vindo a encontrar no 1º Tabelião de Notas e Anexos desse local a figura excepcional de MANOEL DA COSTA MANSO, que ali judicava há longos anos. Logo mais, em janeiro de 1919, COSTA MANSO ascende ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA, para ocupar a vaga deixada pelo Ministro JOSÉ XAVIER DE TOLEDO, e posteriormente, por força da reforma da Constituição Estadual de 1921, viu-se guindado à Chefia do Ministério Público, cargo que passou a exercer a partir de 28 de dezembro daquele ano.  COSTA MANSO lembrou-se do prestimoso tabelião que deixara em CASA BRANCA, e tratou de providenciar sua nomeação para o cargo de “solicitador”, como realmente ocorreu por ATO de 5 de agosto de 1922. Jubilado compulsoriamente aos 68 anos de idade, por decreto de 19 de novembro de 1945, assinado pelo Interventor Federal JOSÉ CARLOS DE MACEDO SOARES, DAVID PIMENTEL deixa a Secretaria do Ministério Público. Inscreve-se no Quadro dos Provisionados da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, Seção de SÃO PAULO, para exercer a advocacia em companhia de seu primogênito, RAUL DAVID PIMENTEL e de seu caçula, recém-formado MANOEL PEDRO PIMENTEL, que se tornaria, mercê de seus predicados de inteligência, insigne Professor Catedrático de Direito Penal da Faculdade de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO, além de Juiz e Presidente do Egrégio Tribunal de Alçada Criminal de SÃO PAULO e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça.  DAVID PIMENTEL faleceu em 26 de abril de 1959, recebendo sua memória, na ocasião, significativa homenagem da família forense. Mais tarde, por decreto número 6.747, de 14 de novembro de 1966, o então Prefeito Municipal JOSÉ VICENTE DE FARIA LIMA, houve por bem atribuir o nome de DAVID PIMENTEL a uma via pública do JARDIM MORUMBI, subsdistrito de SANTO AMARO.
125 a. nasce MAJOR NATHANIEL PRADO no dia 3 de outubro de 1890. Falece em 27 de maio de 1926.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 3 de outubro de 1898: escrevem-nos: “Que as taxas de porte do correio subiram, todos sabem e todos sentem, mas que os serviços melhorassem, não nos consta e supomos que ninguém percebeu. Talvez alguém pense que esse serviço não é susceptível de melhora, porém esse alguém, com certeza nunca recebeu cartas ou jornais, ou ao menos seja uma pessoa entre mil ou dez mil.
Realizou-se ontem a festa em comemoração do 39º aniversário de fundação da BENEFICÊNCIA PORTUQUESA, estando presente grande número de sócios e convidados.
A festa da PENHA teve grande concorrência, havendo apenas alguns conflitos sem importância. As esmolas são calculadas em mais de trinta contos.
Em CORITIBA caiu uma faísca elétrica no quartel do regimento de cavalaria, matando um soldado e ferindo gravemente outros dois. No PARANÁ tem chovido torrencialmente, havendo receio de enchentes.
A guarnição espanhola em SANTIAGO DE CUBA declarou que não abandonará as armas sem que seja paga do soldo em atraso.
Deu-se um violento incêndio na floresta da costa de WISCONERY, na AMÉRICA DO NORTE, tendo havido já cem mortos. O fogo é impossível de ser dominado.
O GENERAL SHELLEY declarou ao governo de WASHINGTON que no dia 6 de novembro não haverá mais soldados espanhóis em PORTO RICO.
O governo de MacKINLEY é favorável à independência das FILIPINAS sob o protetorado americano.
Despachos de SHANGAI para LONDRES continuam a afirmar que o imperador da CHINA foi barbaramente assassinado. Os correspondentes pedem à INGLATERRA que intervenha, obrigando a imperatriz a abandonar o poder. Uns dizem que o imperador foi envenenado, outros que foi enforcado, e ainda alguns, que foi atravessado com um ferro em brasa. Um correspondente diz que o imperador, depois de abdicar, suicidou-se.  
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 3 de outubro de 1899: com a presença dos senhores vereadores foi aberta ontem a primeira sessão ordinária da Câmara no corrente mês. O senhor JOSÉ OSWALD apresentou uma indicação sobre a conveniência de mandar o senhor prefeito proceder a estudos a fim da municipalidade decretar o alargamentos das Ruas LÍBERO BADARÓ, DO TREM, ESPERANÇA e DA LIBERDADE, até o número 48, de modo que rebaixado o nível desta, entre os Largos JOÃO MENDES e da LIBERDADE forma, ligada à da ESPERANÇA, uma só avenida a partir do LARGO DA SÉ.
O senhor ABÍLIO SOARES indicou ao senhor prefeito a necessidade de mandar proceder a estudos e orçar as obras para o calçamento a “macadame” da mesma avenida, desde a Estrada VERGUEIRO até a Rua ITATIAIA.
Mostraram-nos um pedaço de carne , que foi vendido num açougue desta capital, contendo várias bolhas de pus. Diz o mesmo informante que a carne de porco quase toda está nessas condições.
O ilustrado clínico doutor AMÉRICO GALVÃO BUENO, residente nesta capital, ofereceu aos senhores comendador BERNARDINO MONTEIRO DE ABREU, cônsul de PORTUGAL em SÃO PAULO, e CONDE DE SÃO JOAQUIM, presidente da Sociedade Portuguesa da Beneficência, os seus serviços profissionais, prontificando-se a partir para o PORTO ou qualquer outro ponto infeccionado pela peste bubônica, a fim de auxiliar no tratamento dos enfermos.
RIO – Foi aqui recebido com extraordinário aplauso a notícia de que foi inaugurado em LONDRES um estabelecimento de  iniciativa dos senhores GOFFÉE, GUINLE & C. para a propaganda do café do BRASIL, onde se vende o mesmo gênero em grão, torrado, moído e preparado.
RIO – Foi requerida a liquidação forçada da Companhia CANTAREIRA e VIAÇÃO FLUMINENSE.       
113 a. nasce o MARECHAL ARTHUR DA COSTA E SILVA, em 3 de outubro de 1902.
109 a. INGLATERRA lança ao mar o HMS DREADNOUGHT um navio tão poderoso que, depois dele, embarcações militares são classificadas de “pré-dreadnought”, em 3 de outubro de 1906.
105 a. (BELÉM) Realizou-se ontem, dia 2 de outubro de 1910, uma reunião de negociantes e aviadores de borracha, na sede da respectiva liga, discutindo várias providências tendentes a impedir a baixa daquele produto. Ficou resolvida a fundação de fábricas de artefatos de borracha em quantidade suficiente para o suprimento das diferentes praças do BRASIL e mais tarde para a exportação para o estrangeiro.
100 a. nasce ORLANDO GARCIA DA SILVA – ORLANDO SILVA – na Rua GENERAL CLARINDO, hoje Rua AUGUSTA, no bairro de ENGENHO DE DENTRO (RIO), no dia 3 de outubro de 1915. Falece em 7 de agosto de 1978.
  85 a. da REVOLUÇÃO DE 1930. É desencadeada no dia 3 de outubro daquele ano. Começa no RIO GRANDE DO SUL, MINAS GERAIS, PERNAMBUCO e PARAÍBA, liderada por GETÚLIO VARGAS, da ALIANÇA LIBERAL, o partido da oposição.
  83 a. declarada a independência do IRAQUE, em 3 de outubro de 1932.
  79 a. da assunção de Comando das FORÇAS REVOLUCIONÁRIAS ESPANHOLAS pelo General FRANCISCO FRANCO dando início a GUERRA CIVIL NA ESPANHA, em 3 de outubro de 1936.
  73 a. lançado com êxito o foguete V-2, em 3 de outubro de 1942. Arma mortífera e secreta de HITLER e antecedente a tecnologia espacial.
  67 a. nasce o ator JOSÉ MAYER no dia 3 de outubro de 1948.
  65 a. GETÚLIO VARGAS é eleito presidente do BRASIL depois de passar cinco anos longe do poder. Em 3 de outubro de 1950.
  62 a. da criação da PETROBRÁS. No dia 3 de outubro de 1953, no Palácio do CATETE, o então presidente da República GETÚLIO VARGAS criava a PETRÓLEO BRASILEIRO S/A, sob a Lei 2.004, instituindo o monopólio estatal da pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados. Nessa época, a produção nacional era de apenas 2.700 barris por dia, enquanto consumíamos 170 mil barris. Uma vez que o mercado consumidor exigia o aumento da produção, intensificou-se a exploração. Resultado: multiplicação das reservas, primeiro sob a terra, depois no mar. Em 1974, localizou-se o CAMPO DE GAROUPA, a primeira descoberta na Bacia de CAMPOS (RJ). Na década de 80, a PETROBRÁS ampliou ainda mais sua pesquisa e exploração, só que dessa vez atingindo águas profundas na BACIA DE CAMPOS, culminando com descobertas de campos gigantes  como MARLIM, ALBACORA, BARRACUDA e RONCADOR. A partir de 1995, por meio da Emenda Constitucional no. 9, quebra-se o monopólio estatal  com a entrada de novas empresas petrolíferas, mas, mesmo assim, a PETROBRÁS  ainda é a maior empresa de petróleo do País, figurando entre as quinze maiores empresas petrolíferas no mundo.
Os primeiros poços de petróleo foram escavados no ano de 1700 de maneira primitiva, não passando dos 30 metros de profundidade. Foi apenas em 1859 que, nos EUA, eles começaram a ser perfurados com máquinas modernas, semelhantes às sondas utilizadas hoje em dia, alcançando, obviamente, maior profundidade. O petróleo primeiramente era utilizado na iluminação das ruas em substituição ao óleo de baleia. Com o tempo, substituiu o carvão nas indústrias e depois, como combustível, substituiu a tração animal nos veículos. Agora é utilizado até na geração de energia elétrica.
O movimento brasileiro teve como precursor a estatização do petróleo mexicano em 1938 pelo presidente LÁZARO CÁRDENAS, que tirou das mãos de um conglomerado anglo-americano o controle da exploração. A estatização mexicana abriu caminho para a fundação da PEMEX, a primeira grande estatal do gênero na AMÉRICA LATINA. A era de controle estatal do petróleo brasileiro, originada quando os governos queriam controlar tudo – de hotéis a fábricas de parafuso – teve fim 45 anos depois. Em 1998, a instalação da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO tirou da PETROBRÁS o comando do setor no BRASIL.
  60 a. JUSCELINO KUBITSCHEK vence as eleições presidenciais com 36% do total de votos, em 3 de outubro de 1955.
  56 a. da eleição do rinoceronte CACARECO, do Zoológico de SÃO PAULO, recebendo 90 mil votos na eleição para vereador. Em 3 de outubro de 1959.
  55 a. JÂNIO QUADROS é eleito presidente da República com 48% dos votos, em 3 de outubro de 1960.
  53 a. WÁLTER SCHIRRA, astronauta norte-americano, dá seis voltas na TERRA em nove horas e 14 minutos, na cápsula espacial SIGMA 7, no dia 3 de outubro de 1962.
  52 a. das anotações feitas em 3 de outubro de 1963 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 3º - DIA 86º - 5 anos e 121 dias na FORÇA PÚBLICA – 27º dia como ASPIRANTE – 14º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Pela madrugada saíram diferentes turmas e, às 6:30 horas encontro a Prontidão desfalcada de quarenta homens. Alguns soldados que tinham saído à noite haviam voltado.
O BATALHÃO DE GUARDAS entra de Prontidão rigorosa. Novamente assumo as funções de secretário da Unidade, tendo em vista que o TENENTE HIGINO está dispensado do expediente de hoje. Acumulo essa função com a de Comandante da Prontidão porque os TENENTES CÁSSIO e FERNANDES deixam a parte administrativa em minhas mãos. Depois das 8 horas o TENENTE CÁSSIO sai com o resto da Prontidão da 2ª Companhia, em direção à Estação SOROCABANA.
O CAPITÃO HÉLIO chama-me para assumir a posição de PORTA-BANDEIRA em substituição ao ASPIRANTE AMÉRICO que vai entrar de serviço hoje. Dessa maneira ocupo uma terceira função nessa mesma manhã. Como PORTA BANDEIRA tomo parte nos treinamentos para a solenidade de formatura de soldados que passaram a pronto em 30 de setembro.
Com toda essa confusão a mais algumas criadas por outros motivos, não vejo as horas passarem. Como secretário da Unidade tenho muitos documentos para assinar e alguns são de responsabilidade dobrada.
Por algumas horas a situação se acalma e o que aconteceu de ontem para hoje estão nos recortes do jornal ‘DIÁRIO DA NOITE’, do 3 do corrente, que ajuntei a este diário. Algumas fotos mostram soldados de minha Prontidão em ação no policiamento em ferrovias.
O ASPIRANTE AMÉRICO substitui-me no Comando da Prontidão. Às 12:30 horas vou almoçar na Subsistência com os ASPIRANTES MENDES, GIRALDI e BORINI. Ali encontramos com PAZELLI, PINHO, CALESTINI, ROCHA, UBIRAJAR, RÉGIS, LUÍS ANTÔNIO,  DALMIRO e outros colegas. O refeitório dos oficiais estava completamente cheio em virtude dos últimos acontecimentos e da Prontidão Geral da FORÇA PÚBLICA.
Assim retornaríamos às 14 horas para o BATALHÃO DE GUARDAS. Acontece que o Comandante JOSÉ VILLELA SANTOS dispensa-me até amanhã porque saí de serviço.
Dessa maneira venho para meu lar. Passo pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento e ali converso com os 1ºs TENENTES ALBERTINO e CARVALHO e com o 2º TENENTE OTÁVIO. O CFA também está de Prontidão Rigorosa e também tem tropas na rua e oficiais em CAMPINAS: TASSO, CALCIOLARI e outros.
Em casa, descanso. Às 19 horas vou até o GRUPO ESCOLAR MAJOR MARCELINO, mas ali só encontro o soldado MOREIRA e, retorno ao meu lar logo em seguida.
A televisão é meu divertimento no resto da noite. No Canal 7 assisti o filme que apreciei bastante: OS VICKINGS. No canal 9 temos ENCONTRO COM LUÍS VIEIRA – MOACIR FRANCO SHOW.   
  51 a. das anotações realizadas em 3 de outubro de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 86º - 6 anos e 121 dias na FORÇA PÚBLICA - 133 dias como 2º TENENTE - 2 anos e 13 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Um chuvisqueiro teimoso preenche toda a data. Como nada tivesse para fazer passei a ler o diário do meu batalhão, conhecendo muita coisa do BG, de 1950 até a presente data. Pelas páginas de existência begeina vi aparecerem as figuras impolutas dos comandantes da Unidade: CORONEL OTAVIANO GONÇALVES DA SILVEIRA (1º Comandante do BG); CORONEL GUILHERME ROCHA, CORONEL OTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA, CORONEL PEDRO ALVES DE BRITO, CORONEL WALTER HENRIQUE GEENEN, CORONEL ALFREDO GUEDES DE SOUZA FIGUEIRA, CORONEL JOAQUIM GOUVEIA FRANCO JÚNIOR, TENENTE-CORONEL JAIME DOS SANTOS, CORONEL CARLOS DOMINGUES GUIMARÃES AMBROGI, CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS (de 26 de junho de 1963 e, chegando aos nossos dias, TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA (assumiu o comando do BG em 10 de janeiro de 1964. É o COMANDANTE NÓBREGA o 11º Comandante da Unidade.
Isso fez com que pudesse ter uma idéia clara sobre a importância do BG, sentindo ser o melhor Batalhão da Capital na conjuntura atual.
Durante a tarde paguei 32 mil cruzeiros na COAP do TENENTE EUCLIDES e 15 mil cruzeiros para o Senhor ARMAMNDO, que nos vendeu móveis e outros objetos.
Na televisão assisto: último capítulo da novela "A OUTRA FACE DE ANITA" - REPÓRTER ESSO - capítulo da novela "QUANDO O AMOR É MAIS FORTE" - BONANZA.
  50 a. relato dos acontecimentos de 3 de outubro de 1965 (domingo). ANO 16º - MÊS 3º - DIA 86º - 7 anos e 121 dias na FORÇA PÚBLICA - 133 dias como 2º TENENTE - 3 anos e 13 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
São 6 horas quando levanto neste domingo. Passara uma noite esquisita em meu alojamento, não dormindo sossegado.
Com o TENENTE BARROS dirijo-me à Subsistência para tomar café. Ali encontramos o 2º TENENTE BALLATKA, do 1º BP "TOBIAS DE AGUIAR" que se encontra também de Prontidão.
Os oficiais se reúnem no gabinete do Sub-comando. A situação não se altera. O CAPITÃO JONAS e o 1º TENENTE RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, do 2º BP, estão no BG para acertarem detalhes.
Pouco depois das 9 horas partem para novo reconhecimento de CUMBICA os CAPITÃES SANCHES e JONAS e o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ. Ainda não estamos acreditando nessa história toda.
Parte da manhã passo  pela FIF, lendo ou escrevendo, longe de todas essas ondas inexequíveis. Alguém, nessa história toda está com a razão fora do devido lugar.
São quase 12 horas quando me dirijo ao Serviço de Subsistência com o 2º TENENTE CLAUDEONOR MAIRINO, a fim de almoçar. Ali vamos encontrar os mesmos oficiais de ontem. Dos meus colegas estão NINO ANTÔNIO MEDEIROS CALESTINI e ALBINO CARLOS PAZELLI.
Até às 14 horas descanso na FIF. O batalhão entra em forma nesse horário. O mistério continua. MAJOR CLÁUDIO e CAPITÃO JAYR vivem em confabulações.
Nosso companheiro begeino, 2º TENENTE ANTÔNIO PIRES DE BARROS torna-se pai de um garoto nesta data. Está todo eufórico pelo feliz acontecimento.
Temos futebol nesta tarde. Prossegue o Campeonato Paulista com algumas partidas de interesse e, entre elas, está o "derby" CORINTHIANS x SÃO PAULO. Em companhia do 3º SARGENTO ARGEMIRO CICERELLI e SOLDADO BARBOSA, meus ex-auxiliares quando fui secretário, ouço este jogo de grande importância, pois a equipe mosqueteira é vice-líder. A primeira etapa é quase que toda corintiana e MARCOS marca aos 13 minutos, abrindo o marcador para o alvi-negro. O SÃO PAULO reage nos minutos finais dessa etapa, mas o primeiro tempo fica mesmo no 1 a 0. Vem o segundo tempo e com ele um SÃO PAULO um tanto diferente. Há o empate e o CORINTHIANS fecha-se na defesa. Com isso a partida deixa de ser interessante e o clássico do PACAEMBU fica em 1 a 1.
O terceiro colocado, PALMEIRAS, sofre fragorosa derrota em RIBEIRÃO PRETO, perdendo por 3 a 1. O líder, SANTOS FC, que está pintando como provável campeão da temporada vai a BAURU e passa tranquilamente pelo NOROESTE, vencendo por 3 a 1.
Eis as primeiras colocações: 1º - SANTOS, com 4 pontos perdidos; 2º - CORINTHIANS, com 6 pontos perdidos; 3º - PALMEIRAS, com 8 pontos perdidos.
O 2º TENENTE OMAR arruma uma televisão de 14 polegadas. Nela assistimos DISNEYLÂNDIA, com o filme intitulado "O BURRO SELVAGEM", antes de irmos jantar.
O domingo passa depressa, apesar de tudo. Às 19:30 horas estou jantando no SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA com os TENENTES PLÍNIO, MAIORINO, PORT e CLIVATTI.
À noite, os oficiais se reúnem no gabinete do Sub-comando. Assistimos o filme O HOMEM DE VIRGÍNIA e os vídeo-tapes das partidas CORINTHIANS 1 X SÃO PAULO 1 e SANTOS 3 x NOROESTE 1.
São mais de  23 horas quando cada um de nós procura seu alojamento a fim de descansar. Leio antes de conciliar o sono.    
  50 a. realizadas eleições para governador em 11 Estados. A oposição vence em 2: MINAS GERAIS e RIO DE JANEIRO, em 3 de outubro de 1965..
  47 a. da batalha dos alunos do MACKENZIE contra os da FACULDADE DE FILOSOFIA DA USP, em 3 de outubro de 1968. A primeira pedra partiu do MACKENZIE, pela manhã. Mas no revide foram usados também ácido, coquetéis MOLOTOV, pedaços de pau e, com a intervenção dos policiais, bombas de gás, balas de revólver, fuzil e metralhadora. No dia 4 de outubro, à tarde, uma dessas balas acabou matando JOSÉ CARLOS GUIMARÃES, secundarista de 20 anos. Sua morte enfureceu os estudantes da FILOSOFIA que, deixando a Rua MARIA ANTÔNIA, percorreram o centro da cidade em vertiginosa passeata, destruindo cinco carros oficiais. CLÁUDIO TOZZI, artista plástico, diz: “Cursava Arquitetura na USP e estava na universidade naquele dia. Na época, a região da MARIA ANTÔNIA era um centro para os estudantes. As provocações com os alunos do MACKENZIE eram constantes, mas nunca haviam chegado àquele ponto. Ainda me lembro do som dos tiros por todos os lados.”
  47 a. da apresentação do estudante FERNANDO ROBERTO DI MAZZIO, de 19 anos, no DOPS, no dia 3 de outubro de 1968, confessando ter sido o autor do atentado à bomba contra o oleoduto da EFSJ, em fins de junho. Ele havia sido mencionado por SÁBADO DINOTOS – de cujo grupo fazia parte – durante os interrogatórios e estava sendo procurado pelo DOPS. O GENERAL FELIPE, que preside o IPM do II EXÉRCITO, ouviu durante duas horas SÁBADO DINOTOS e seus companheiros, hoje à tarde, no DOPS. Ao ser levado de volta à sua cela, o sargento JUAREZ disse que ele e seus companheiros de farda presos como integrantes do bando haviam sido torturados. “Eu anotei o nome do tenente e dos soldados que fizeram isso. O oficial é o TENENTE MELLO ARAÚJO, o mesmo que, por ocasião do incêndio do PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSIOS, roubou uma condecoração do governador ABREU SODRÉ avaliada em mais de três milhões de cruzeiros. Na época, ele e soldado MORAIS, seu cúmplice, chegaram a ser presos e indiciados em sindicância. Mas depois parece que tudo foi abafado e ficou por isso mesmo. Agora, tanto o tenente como o soldado, ladrões, integram o DPM, a elite da tropa, e não se envergonham de torturar os colegas de farda. Uns cães, é o que são. Nós nem fomos interrogados oficialmente lá no QG. Depois do chá de tortura, fomos trazidos de volta para o DOPS”.
  47 a. do GOLPE DE ESTADO NO PERU. O general de divisão JUAN VELASCO ALVARADO, na madrugada de 3 de outubro de 1968, derrubou o presidente eleito FERNANDO BELAUNDE TERRY. Na tarde, empossava seu ministério militar. BELAUNDE TERRY se refugiou na ARGENTINA. O golpe militar do PERU foi o décimo ocorrido na AMÉRICA LATINA nos últimos dez anos. O último golpe foi em 1966, quando o general JUAN CARLOS ORGANIA depôs o presidente argentino ARTURO ILLIA. Em 1962, os militares do PERU já tinham dado um golpe, eliminando as eleições e governando até 1963.
  36 a. falece HUMBERTO TEIXEIRA, em 3 de outubro de 1979, aos 64 anos, vítima de um infarto; ele era cantor de baião (ASA BRANCA – KALU). Anotações feitas nessa data: reunião no gabinete do Comando do Policiamento de Choque. TENENTE-CORONEL PM JULIO PAULO BELICKAS lembra casos ocorridos no PMRG, quando ele ali comandava. Conversamos a respeito do CAPITÃO PM RUI DARCI, CAPITÃO PM BENTO, CORONEL JOSÉ JOÃO BATAL e outros oficiais da antiga Força Pública. Recebo um telefonema do advogado MIGUEL COMITRE sobre o Processo Número 5121. Homologação do Juiz RENZO ZENARDI. Mantenho ligações com a Diretoria do Pessoal sobre esse assunto da Ação de Alimentos com o TENENTE PM PALUMBO e também com o Centro de Finanças (TENENTE PM GERMANO). MAJOR PM ALUÍZIO vai até o CPC e participa de uma reunião de Chefes de Seção de Apoio Administrativo. Traz a notícia de que o Chefe do Estado Maior não aceitou os dois expedientes propostos pelo CPChq. Volta tudo à situação anterior. Na tarde, em casa, LUCINDA quer ir até a casa do Aleijadinho – MANUELITO. Visitamos também a GISLEIDE. Ela está com visita de sua mãe. O PM JOÃO GOMES encontra-se de serviço. Notícias da TV: fome no CAMBOJA; O PAPA JOAO PAULO II encontra-se na FILADÉLFIA; a nova inflação de setembro é de 7,96%; MDB e ARENA movimentam-se para a Reforma Partidária; votação da UNE; Incêndio na PIRELLI; LIG-LIGHT é novo serviço para usuários; futebol – PORTUGUESA 1 x GUARANI 1.    
  34 a. suicídio FRANZ WÁGNER, em 3 de outubro de 1981.
  28 a. das anotações de 3 de outubro de 1987: CABO PM AMILTON e PM BATISTA vêm me buscar no quartel. Um de nossos oficiais, nesse final de semana, está resolvendo uma ocorrência familiar envolvendo ALMERINDO e ANTÔNIO PAIXÃO, nossos amigos. Em casa LUCINDA recebe os novos móveis do quarto. MARLENE também comprou um guarda-roupa e uma cômoda. Recebemos a visita do AMÉRICO, irmão da LUCINDA. Ele conversa conosco sobre o acidente que sofreu em 18 de agosto. Bateu um ônibus que dirigia numa carreta. Sobrou-lhe uma cicatriz na testa, mas já está bom. Não voltou a trabalhar porque os empregados da firma estão em greve. Até o final da tarde, cerca de 150 mil judeus em todo o BRASIL estão celebrando o YOM KIPPUR (DIA DO PERDÃO), a data mais importante de seu calendário que encerra as comemorações do ano novo judaico de 5.748, iniciadas há dez dias com o ROSH HASHANÁ. Os entregadores de gás iniciaram ontem um movimento grevista. Reivindicam 153% de reposição salarial, 10% de produtividade e redução da jornada de trabalho. Assisto à tarde o jogo ATLETICO MINEIRO 2 x CORITIBA 0 pela COPA UNIÃO. O time mineiro é líder isolado do Grupo A. Preocupo-me com um trabalho que preciso fazer – ORÇAMENTO ESTRATÉGICO DA CORPORAÇÃO. Gasto horas lendo a matéria financeira, inclusive uma monografia do TENENTE-CORONEL PM CEPEDA “Orçamento Programa – Sua Aplicação na PM”. O CEPEDA fez o Curso Superior de Polícia em 1984 (segundo semestre). As quatro pessoas contaminadas pela radiação do CÉSIO 137 chegaram no RIO às 12:20 horas, no aeroporto SANTOS DUMONT. Elas saíram do avião vinte minutos depois em ambulâncias, vestidas com trajes hospitalares e protegidas com sapatilhas envoltas em plástico, gorro e luvas. A TV GLOBO mostra essas cenas no JORNAL NACIONAL. As pessoas sentem muita fraqueza e desconforto. O movimento no mercado popular de GOIÂNIA cai muito principalmente no setor aeroporto, perto da casa em que a peça contendo o CÉSIO 137 foi aberta.    
  27 a. falece o Governador da BAVIERA, FRANZ JOSEF STRAUSS, em 3 de outubro de 1988.
  27 a. aterrissa de forma perfeita a nave espacial norte-americana DISCOVERY, na base aérea de EDWARDS, em 3 de outubro de 1988.
  26 a. falece o ex-vice-governador de SÃO PAULO:- ERLINDO SALZANO, em 3 de outubro de 1989. Formado médico pela Faculdade de Medicina da USP, na Turma de 1931. Coronel Médico da Força Pública, atual Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foi revolucionário em 1932. Fez Curso de Medicina Esportiva na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro. Professor da Escola Superior de Educação Física do Estado. Diretor da Superintendência das Estâncias Hidrominerais de São Paulo, Presidente do Instituto de Previdência do Estado – IPESP.  Diretor Geral  do  Departamento  de Saúde Pública do Ministério da Saúde. Vice-governador do Estado de São Paulo, em 1951/55.  Candidato a Vice–governador do Estado de São Paulo, em 1954. Faleceu em 3 de outubro de 1989.  ERLINDO SALZADO nasceu em Porto Ferreira, São Paulo, em 30 de março de 1907. 
  26 a. garimpeiros brasileiros entram em choque com venezuelanos por causa da exploração de ouro em RORAIMA. Vinte pessoas ficaram feridas.
  26 a. GENERAL NORIEGA controla novo golpe, com sete horas de rebelião militar. Garimpeiros brasileiros entram em choque com venezuelanos, no dia 3 de outubro de 1989. No total foram dez mortos e 26 feridos. 
  25 a. falece o milionário italiano STEFANO CASIRAGHI, marido da PRINCESA CAROLINE, de MÔNACO, no dia 3 de outubro de 1990.  
  25 a. um milhão de alemães festejam em BERLIM a unificação do país, em 3 de outubro de 1990. 
  24 a. falece o Cabo ADILSON DONIZETE DE OLIVEIRA, em 3 de outubro de 1991, segunda vítima do exercício de choque, com bombas de gás lacrimogêneo, no túnel do 1o. BPChq., em 14 de setembro de 1991.
  24 a. NADINE GORDIMER, escritora sul-africana, obtém o PRÊMIO NOBEL de LITERATURA, em 3 de outubro de 1991.
  22 a. falece o ator WILSON GREY, em 3 de outubro de 1993.
  21 a. assassinato do diretor do SINDICATO DOS MOTORISTAS E COBRADORES, JOSÉ FRANCISCO NUNES, o JOTA, em 3 de outubro de 1994.
  21 a. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO vence as eleições gerais no BRASIL, com 54,3% dos votos.
  20 a. falece PLÍNIO CORRÊA DE OLIVEIRA, fundador e líder da TFP  (TRADIÇÃO, FAMÍLIA e PROPRIEDADE), em 3 de outubro de 1995.
  20 a. do resultado do JULGAMENTO de A. J. SIMPSON, declarado INOCENTE, em 3 de outubro de 1995. O ex-jogador de futebol americano é absolvido da acusação de assassinato de sua esposa, NICOLE BROWN SIMPSON e RONALD GOLDMAN, um amigo dela.
  20 a. da explosão de uma carta-bomba no ITAMARATI, ferindo a diplomata ANDRÉA CRISTINA RIGUEIRA, em 3 de outubro de 1995.
  19 a. da morte do marginal PICAPAU, morador da nossa rua, em 3 de outubro de 1996.
  19 a. das definições diplomáticas entre a IUGOSLÁVIA e a BÓSNIA-HERZEGOVINA, em acordo firmado em PARIS, no dia 3 de outubro de 1996.     
  18 a.  transf. reserva: Ten. Cel. ELPÍDIO DEMÉTRIO CARIS, no dia 3 de outubro de 1997. Outros apontamentos nesta data: manhã de sexta-feira muito fria, bastante desagradável. Vou para SÃO PAULO já sabendo que não tenho compromisso com as costumeiras palestras. Vamos apenas discutir a visita do PAPA JOÃO PAULO II ao RIO DE JANEIRO. No Palácio LARANJEIRAS, mantém o PAPA uma conversa de 40 minutos com o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, com ênfase para as desigualdades sociais no país e na AMÉRICA LATINA, reforma agrária, direitos humanos e educação. O excesso de zelo com a segurança está desagradando o PAPA. Ele não gostou de se deparar com 800 soldados do Exército armados com fuzis do tipo FAL e conduzindo cães em sua chegada ao PALÁCIO LARANJEIRAS.
No MMDC, lendo o Diário Oficial, vejo a transferência para a reserva do ELPIDIO para a reserva. O jornalista PACHECO, da revista JÁ – DIÁRIO POPULAR – visita-nos. Ele fará uma reportagem sobre o Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Vem colher subsídios sobre o assunto.
CORONEL CANAVÓ continua a discutir problemas polêmicos da Nação. Está com o Doutor PAULO VON BRUCK LACERDA em sua sala. Às 15:40 horas deixo a Sociedade. No Metrô SÉ observo os painéis mostrando as primeiras páginas de A GAZETA ESPORTIVA, ao longo dos anos. Esse jornal está completando cinqüenta anos de circulação.
Em casa, mantenho um contato telefônico com o veterano GERALDO FARIA MARCONDES. Ontem, ele conversou com o CORONEL PM VALDIR SUZANO sobre os destinos da Sociedade Veteranos de 32. Discutiram o nome do CORONEL PM MELO ARAÚJO para ser candidato a Presidente do MMDC em abril de 1998. Falta conversar com ele sobre essa idéia. Também surgiu o nome de GUILHERME LEVENSTEIN, mas este não aceitou por causa de seu trabalho. Pela TV, acompanho o que foi o segundo dia do PAPA no RIO. Na tarde, no Congresso do RIOCENTRO (CONGRESSO TEOLÓGICO PASTORAL) o PAPA se encontrou com bispos e delegados.
17 a. das anotações feitas em 3 de outubro de 1998:pela manhã, deste sábado, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até a banca de jornais do senhor FRANCISCO, onde adquiro o LAROUSSE Nº 21, o número 10 da Coleção JAMES BOND (vídeo) e a revista ÉPOCA. Também compro o jornal ESTADO DE SÃO PAULO para verificar se saiu alguma notícia sobre a solenidade de ontem no Monumento Mausoléu. Em outros jornais que li – JORNAL DA TARDE e DIÁRIO POPULAR nada encontrei.
LUCINDA conta que a MARLENE foi obrigada a fazer dura reclamação na TELESP sobre uma cobrança indevida de telefonemas da linha 0900. Isso já acontecera com outros telefones que tivemos. Há um engraçadinho que rouba nossa linha.
Durante o transcorrer deste sábado chuvoso releio os dias 1º a 14 de outubro de 1975 a 1980, fazendo um passeio pelo passado. Também releio os dias 8 a 14 de outubro de 1995 a 1997. No computador jogo diversas partidas de xadrez e perco todas. Numa delas estive bem próximo da vitória, mas uma distração foi fatal.
Assisto na tarde: VITÓRIA 1 x SÃO PAULO 0. O CORINTHIANS foi derrotado pelo PALMEIRAS por 3 a 1 e ficou mais distante da liderança que conservou durante muitas rodadas desse Campeonato Brasileiro. O líder é o SANTOS que hoje empatou com o CORITIBA EM 1 A 1. Outros resultados: AMÉRICA, RN 1 x VASCO 3; JUVENTUDE 0 x GUARANI 0; FLAMENGO 3 x ATLÉTICO MINEIRO 2; BOTAFOGO 2 x GRÊMIO 1; CRUZEIRO 4 x AMÉRICA MG 1; PONTE PRETA 2 x SPORT 1; GOIÁS 3 x PORTUGUESA 1.
GUSTAVO KUERTEN está na final do ATP TOUR de PALMA DE MALLORCA. Eliminou o austríaco THOMAS MUSTER. Seu adversário na final será o espanhol CARLOS MOYÁ que venceu FERNANDO VICENTE, também da ESPANHA.
Eis as últimas pesquisas IBOPE: - para presidente – FERNANDO HENRIQUE CARDOSO 49%. LULA 24%; CIRO GOMES 10%. Para senador por SÃO PAULO: SUPLICY 34%; OSCAR 27%. Para governador de SÃO PAULO: PAULO MALUF 32%; ROSSI 19%; MÁRIO COVAS 18%; MARTHA SUPLICY 14%. ORESTES QUÉRCIA 6%.   
  16 a. das seguintes anotações feitas em 3 de outubro de 1999 (domingo). Dia muito frio. É difícil sair de casa, mas às 10 horas estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI. Inicio mais uma viagem até POÁ. Vou almoçar com minha mãe. Encontro-a se queixando do frio. É um domingo sofrível. Dona ALICE vai passando uma época tranqüila. Não muito do que se queixar. No entanto vai se aproximando o dia 19 de novembro, quando completará 91 anos de idade. Às 16 horas, chega o CABO PM RENATO VENTURA, meu primo. Ainda conversamos com minha filha MARIZETE e meu genro ADALVO. Comentamos o início do horário de verão. Neste domingo não tivemos zero hora. Os relógios foram adiantados uma hora. Com o frio cortando a carne, vamos deixar POÁ às 16:30 horas. Retornamos a GUARULHOS.
CAMPEONATO BRASILEIRO: - SÃO PAULO 0 x PALMEIRAS 0; VASCO 1 x FLAMENGO 0; PONTE PRETA 2 x SPORT 0; CORITIBA 4 x GRÊMIO 0; CRUZEIRO 3 x ATLÉTICO MINEIRO 0.
Faleceu o fundador da SONY, AKIO MORITA, aos 78 anos, vítima de uma pneumonia, em TÓQUIO, na madrugada deste domingo.     
  15 a. do Primeiro DEBATE entre AL GORE e GEORGE W. BUSH, candidatos à CASA BRANCA, nos ESTADOS UNIDOS, no dia 3 de outubro de 2000.
  15 a. em que PALESTINOS armados travaram novas batalhas campais com forças israelenses na CISJORDÂNIA e FAIXA DE GAZA, em 3 de outubro de 2000. O total de vítimas já é de 60 mortos e mais de 1.300 feridos. Os confrontos já superaram a INTIFADA (rebelião) palestina de 1987 e a de 1983 e os três dias de violentos choques em 1996.
  15 a. em que foi NEGADO pela COMISSÃO DE JUSTIÇA ESTADUAL de NOVA IORQUE, no dia 3 de outubro de 2000, o pedido de liberdade  condicional de MARK CHAPMAN, que assassinou JOHN LENNON em 1980. Ele cumpre pena de prisão perpétua.

ACONTECEU EM 3 DE OUTUBRO DE 2001 : -    QUARTA-FEIRA
No saguão do Metrô – SÉ continua a exposição das aquarelas de uma artista plástica intitulada “O METRÔ EM AQUARELAS”.
Na esquina da PRAÇA DA SÉ com a Rua 11 DE AGOSTO serão construídas as futuras instalações de uma agência do BANESPA. Ali foi demolido um prédio onde, durante muitos anos, abrigou um bar-restaurante. Ainda na Rua 11 de Agosto, noto a presença dos manifestantes do Judiciário estadual, em greve desde o dia 27 de agosto.
Participo da reunião dos integrantes do MMDS. CARMELO é obrigado a se retirar dos trabalhos. Além de dor de dentes, sofre agora uma violenta dor de cabeça. Comentamos os últimos atos de terrorismo na CAXEMIRA, LÍBANO e, hoje, uma lamentável ocorrência nos ESTADOS UNIDOS onde um elemento cortou a garganta do motorista de um ônibus. Desgovernado, o veículo capotou e morreram duas pessoas. Outras ficaram feridas.
Tenho alguns problemas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O senhor ROMEU CICCONI telefona para marcar uma reunião comigo a fim de discutir o site do MMDC que passará a funcionar a partir de 1º de janeiro de 2002.

No MMDC, recebo um telefonema do Senhor GERALDO FARIA MARCONDES lamentando-se de um incidente acontecido ontem, no interior do Monumento-Mausoléu, quando o pai do RODRIGO TELLES tratou-o mal acusando-o de ser culpado pela sujeira que estava no MUSEU. O Sr. Marcondes quer a saída do RODRIGO da diretoria do Museu, Arquivo Histórico e Biblioteca. Depois, ligou para o Sr. PIRES, querendo uma reunião com o Cel. GUIMARÃES, Cel. MENDES, Cel. RENALDO, eu para decisão dessa medida. Os CORONÉIS MENDES e RENALDO vêm hoje ao MMDC. Também tivemos um telefonema do Sr. ROMEU CICCONE, que conversa sobre o site do MMDC, que deverá entrar em funcionamento em 1o..de janeiro de 2002.
O CORONEL PM MENDES trouxe ao meu conhecimento a irregularidade nos diplomas das medalhas distribuídas ontem. Não houve o registro no Conselho de Honrarias e Mérito. Transmito à DAMCO, através do TENENTE PM HERNANDEZ, esse fato.
O CAPITÃO PM JOÃO LUÍS, do CSM/O vem ao MMDC. Recebeu ordem emanada do Comandante Geral no sentido de estudar uma possível reforma do Monumento Mausoléu. Mostro-lhe os orçamentos feitos em 2000.
CORONEL PM RENALDO chega às 10 horas. Diz que um sargento virá trabalhar no MMDC para montar o tal programa de débito automático a ser processado pelo BANESPA. Saímos do MMDC um pouco mais tarde. Em casa, mantenho um contato, via fone, com o senhor MARCONDES. Quer ele estudar o caso RODRIGO.
Nesta tarde, o CORINTHIANS goleou o PALMEIRAS por 4 a 2, gols de ÂNGELO, LUIZÃO, BATATA e RENATO. ARCE e DONIZETE descontaram. Na noite, o SANTOS venceu o SÃO PAULO por 1 a 0, na VILA BELMIRO, e subiu para o sexto lugar na tabela, ultrapassando o rival, que ficou em oitavo.  
   
OS IRMÃOS FERNANDO e ESDRA DUTRA PINTO assumiram, em depoimento à Justiça, o planejamento e a execução do seqüestro da universitária PATRÍCIA ABRAVANEL.

O PM JORGE LUIZ MARTINELLI se matou com um tiro após balear três vezes SUZI ESTELA DE JESUS SILVA, com quem discutira. O casal estava separado havia uma semana. O crime passional aconteceu no hall de entrada do apartamento da recepcionista SUZI, 35 anos, na rua AREAL, BOM RETIRO, por volta das 22h30 min de ontem, dia 2.

Desfechos funestos perseguem a família do escritor americano ERNEST HEMINGWAY, um dos maiores talentos da literatura mundial. Em 196l o autor de POR QUEM OS SINOS DOBRAM, O SOL TAMBÉM SE LEVANTA e O VELHO E O MAR se matou com um tiro de espingarda, na seqüência de crises de depressão. A neta MARGAUX HEMINGWAY, glamourosa atriz e modelo, engoliu uma enorme quantidade de barbitúricos em 1996, segundo revelou sua autópsia. Hoje, foi a vez de seu filho GREGORY HEMINGWAY, 69 anos, encontrado morto numa cela do Centro de Detenção de Mulheres de MIAMI, na FLÓRIDA. Ele estava preso havia cinco dias, por desfilar nu e embriagado na ilha residencial de KEY BISCAYNE. Foi parar numa cadeia feminina pelo fato de se travestir e usar o nome de GLÓRIA - de acordo com amigos dele, chegou a fazer cirurgia para mudar de sexo. Sozinho na cela, ele não resistiu a problemas cardíacos e de hipertensão. Sempre foi tumultuada a relação de pai e filho acusado de ser a "ovelha mais negra da família" e de contribuir para a morte da mãe, PAULINE, ao decidir sair de casa e morar sozinho, na juventude. Autor de um livro de memórias sobre ERNEST, GREGORY casou-se quatro vezes, bebia muito e, como vários de seus parentes, enfrentava problemas agudos de depressão.

APROVADO o CÓDIGO DE ÉTICA e DECORO PARLAMENTAR, depois de nove anos de tramitação na Câmara dos Deputados.

2 002  :  -    QUINTA-FEIRA
JORNAL DA TARDE publicava na edição de 3 de outubro as pesquisas eleitorais para a Presidência, em que LULA estacionava e SERRA havia subido dois pontos. Além disso, a edição mostrava um assalto que havia terminado em morte no BROOKLYN, na zona sul, e o final de um incêndio na FAVELA MORRO DO PEU, na zona leste. Um guia para arranjar empregos pela Internet também era destaque. 

Quem passa hoje pela movimentada Rua MARIA ANTÔNIA, na VILA BUARQUE, Centro de São Paulo, talvez não se lembre ou não saiba que seus dois quarteirões guardam histórias que mudaram para sempre o cenário político e cultural do Brasil. Foi lá que, em 3 de outubro de 1968, morreu com um tiro o estudante secundarista JOSÉ GUIMARÃES, saldo de uma batalha que durou 48 horas entre estudantes de esquerda da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras MARIA ANTÔNIA, da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP -, e os de extrema–direita do MACKENZIE, que fica do outro lado da rua.
Com armas e munição pesadas, mackenzistas do COMANDO DE CAÇA AOS COMUNISTAS – CCC -, com o apoio da polícia, fecharam a rua, invadiram, incendiaram e depredaram o prédio da Filosofia. O episódio entrou para a História como um marco da resistência do movimento estudantil contra a ditadura militar. TRINTA E QUATRO anos depois, o cenário do País é outro. Em vez de armas em punho, os estudantes que circulam por esta rua do Centro usam agora a força do voto para escolher seus representantes na política. Prova de que a resistência dos estudantes não foi em vão.  
Para relembrar a data, o Mackenzie, a USP e “A REVISTA”, publicação bimestral do GRUPO TAKANO, fizeram no dia 29 de setembro uma “ocupação pacífica” da Rua MARIA ANTÔNIA.
Hoje, os heróicos tempos de resistência à ditadura são História, mas a MARIA ANTÔNIA não perdeu seu charme. O edifício MACKENZIE continua lá, imponente, com seus tijolinhos vermelhos. E a MARIA ANTÔNIA virou território dos cerca de 30 mil estudantes da universidade MACKENZIE, que hoje conta com 29 cursos de graduação, além do colégio e da pós-graduação. O vaivém de estudantes começa cedo e é intenso durante todo o dia e à noite.

Descendo na estação BRESSER–METRÔ, faço uma caminhada, pela Rua do HIPÓDROMO, até a Rua da MOÓCA, onde se situa a IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO. Encomendei o livro MEMÓRIA URBANA e vou buscá-lo nesta manhã. Trata-se de uma obra que mostra SÃO PAULO de 1914 até 1940, com mapas antigos, inclusive um deles referente à REVOLUÇÃO DE 1932. Fotos de SÃO PAULO do início do século XX dão uma idéia de como era a cidade antigamente.
Na reunião dos oficiais do MMDS, mostro a MEMÓRIA PAULISTA para o ELÁDIO e outros que lá se encontram e que se interessam por história. Almoço em reunião de negócios.
Na tarde, atendo uma viúva que vem pleitear a PENSÃO ESPECIAL, mas que nada conhece a respeito da participação do falecido ex–combatente o que dificulta muito a prova que é exigida pela COMISSÃO ESPECIAL DA REVOLUÇÃO. Nem bem essa senhora termina a explanação de sua vida, além de manter um contato telefônico com o poeta PAULO BOMFIM, seu velho conhecido, chega um rapaz de CURITIBA, CLÁUDIO MOISÉS DA SILVA PINTO, alegando que foi furtado no INCOR, quando veio tratar da internação de sua irmã, KELLY CRISTINA, de 17 anos, para tratamento especializado de um câncer na cabeça. Sem dinheiro, não tem como retornar para a cidade onde reside. Quer a minha ajuda. Parece ser credor de alguma confiança, pois seu drama convence.
O advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO conversa comigo sobre os acontecimentos de ontem, principalmente a altercação que teve com o CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Mais tarde, o Sr. MARCONDES conta que recebeu uma carta petulante do OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI, atual Diretor do Museu Histórico, colocando defeito no trabalho executado pela FARAH SERVICE no restauro do MONUMENTO–MAUSOLÉU. Verifica-se que há uma facção orquestrada por pessoas interessadas em desestabilizar os trabalhos da reforma.
 
No último debate entre os principais candidatos à Presidência da República antes do primeiro turno, nesta noite, eles procuraram evitar conflitos, dando mais ênfase à apresentação de suas propostas de governo. Houve menos confronto do que em encontros anteriores, e um dos mais acirrados ocorreu entre CIRO GOMES e JOSÉ SERRA, discutindo política cambial. Os dois foram também os únicos que não se cumprimentaram antes do debate. Mas o encontro teve alguns momentos de descontração, fechando a campanha no primeiro turno.

Num dos melhores jogos do CAMPEONATO BRASILEIRO, o SANTOS bateu o CORINTHIANS por 4 a 2, no PACAEMBU. O time da VILA começou arrasador. ALBERTO fez 1 a 0 com um golaço de bicicleta aos 19 minutos e ampliou aos 31 minutos. No início do segundo tempo, a equipe manteve o embalo e, aos 8 minutos já vencia por 4 a 0, com dois gols de ELANO. Depois, foi a vez do TIMÃO reagir, empurrado pela FIEL. FABINHO e LEANDRO diminuíram.

INCENDIADO o escritório do IBAMA que investigava ações ilegais de madeireiros em RONDÔNIA. Há suspeitas de que tenha sido um ato criminoso. O incidente aconteceu uma semana antes do início da auditoria e destruiu os processos que se encontravam na unidade. O ministro do Meio Ambiente, JOSÉ CARLOS CARVALHO, garantiu que a investigação das irregularidades cometidas pelos madeireiros prosseguirá. Em ARIQUEMES, RONDÔNIA.

O traficante ROBERTO LUIZ FERNANDES DE PAULA, o PEGA EU, morreu em um tiroteio entre policiais e marginais, em LINS DE VASCONCELOS, no RIO. O criminoso seria aliado a FERNANDINHO BEIRA–MAR.

FERNANDO MEIRELLES, diretor do filme CIDADE DE DEUS,  depôs na sede da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, no RIO. Os policiais investigam uma suposta ligação da produção do filme com o traficante MINEIRO – que, em troca, teria autorizado as filmagens em CIDADE ALTA.

PRESO o pastor evangélico MARCELO LACERDA BOTELHO quando tentava forjar o próprio seqüestro. O flagrante aconteceu em uma agência do BANCO DO BRASIL, em TAUBATÉ, no VALE DO PARAÍBA. Ele exigia um resgate de vinte e cinco mil reais.

O ex–jogador DIEGO MARADONA foi condenado a dois anos de prisão por  ter atirado com um rifle de ar comprimido contra jornalistas em 1994. Ele cumprirá a pena em liberdade.

FALECERAM as irmãs brasileiras HELLEN BORGES, de 35 anos, e DANIELLE BORGES, de 25, assassinadas a facadas em DUSSELDORF, na ALEMANHA. Nascidas em MATO GROSSO, atuavam como dançarinas há cinco anos na ALEMANHA. RALF LINDENKOHN, ex–namorado de HELLEN, é apontado como suspeito e está foragido.

2 003  :  -
Durante três anos, “OS NORMAIS” foi uma das poucas e honrosas exceções de qualidade em uma televisão assolada pela baixaria e apelação. Hoje as estripulias dentro da lei do casal moderninho vivido por FERNANDA TORRES (VANI) e LUÍS FERNANDO GUIMARÃES (RUI) saem do ar já deixando saudade. FERNANDA YOUNG, roteirista do seriado ao lado do marido ALEXANDRE MACHADO, disse preferir tirar o time de campo vitorioso a ir para o vestiário com uma equipe desgastada. Talvez seja mesmo, mas, para o telespectador da TV aberta essa ausência certamente será sentida. Afinal, desde 2000 não se ria tanto na frente da telinha com um programa de humor inteligente e de formato perfeito. Resta o epílogo, que, como toda boa novela, promete um final feliz, ainda que anormal, para fazer justiça ao par maluquinho das noites de sexta-feira. Na derradeira aventura, o público assistirá às últimas brigas de RUI e VANI, à última discussão no banheiro, à última cena de RUI de cueca, de VANI de calcinha e sutiã e às últimas cenas em que os dois se dirigem ao telespectador. O “happy end”, como não poderia deixar de ser, virá recheado com uma declaração de amor. Depois de se frustrar com uma promoção que não veio, RUI recebe uma homenagem inusitada de VANI. Durante a entrega do fictício Prêmio Sul-Americano de Marketing, a noiva histérica sobe ao palco e se derrama em um discurso amoroso para ele. RUI retribui, em alto e bom som, fazendo sua declaração em público.

Há exatos 50 ANOS, o presidente GETÚLIO VARGAS assinava a LEI Nº 2004, considerada a certidão de nascimento da PETRÓLEO BRASILEIRO S/A – PETROBRÁS, hoje a maior empresa do BRASIL. Encerrava-se assim uma das maiores disputas ideológicas do século passado, vencida pelos defensores da tese de que o petróleo nacional deveria pertencer a todos os brasileiros, o que significava a sua exploração por uma estatal. A criação da PETROBRÁS coroou uma das maiores mobilizações populares da história do País, cujo lema era O PETRÓLEO É NOSSO. A campanha ganhou fôlego em 1948, ano em que o petróleo jorrou de forma abundante pela primeira vez no BRASIL, em MATARIPE, na BAHIA. Cinco anos depois, o País já produzia 2,7 mil barris diários. Desde então a produção nacional não parou mais de crescer. Hoje a PETROBRÁS extrai 1,5 milhão de barris diários e o BRASIL está próximo a alcançar a auto-suficiência.

Estou bem mais sossegado nesta sexta-feira. Conseguimos realizar uma solenidade digna de nossa Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na data de ontem. Agora, estamos recebendo os parabéns pela empreitada. Uma pessoa que nos cumprimenta, na Rua ANITA GARIBALDI, é o presidente da Associação dos Oficiais da Reserva – CORPM – Coronel PM Ref. EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Conversamos a respeito desse acontecimento. Encontramos o tenente CORNÉLIO MUDO, na frente da COOPMIL e, mais tarde, no MMDS, também trocamos idéias com os oficiais presentes sobre o que aconteceu ontem.
No MMDC, não contamos com a presença do Cel MENDES que, a partir de hoje, está descansando com sua esposa, dona OÇAINE, num sítio em ATIBAIA. O Sr. MARCONDES comparece na Sociedade para participar de uma reunião com os professores SÉRGIO SOEIRO e MARCELO SUANO, ambos da UNINOVE. Eles elaboraram, a partir de fevereiro deste ano, uma pesquisa científica dentro da Universidade sobre o Movimento Constitucionalista de 32, no sentido de despertar nos alunos (quase dois mil) a vocação para pesquisador. Os doze melhores trabalhos serão publicados num livro, a ser lançado em 6 e 7 de novembro. Eles conversam com o nosso presidente sobre esse assunto.
Chega a notícia do falecimento do ex-combatente de 32, AMADEU ROMANO, pertencente ao BATALHÃO DO BRÁS. Ele morreu no dia 28 de agosto. Nasceu em 3 de abril de 1912.
O gabinete do vereador TONINHO PAIVA, através da secretária TATIANA, entra em contato telefônico conosco. O vereador solicita uma listagem dos veteranos de 32, pertencentes ao MMDC. A idéia é convidá-los para os eventos relativos ao ano da revolução.
Um problema grave nesta tarde é o telefonema de uma filha de ex-combatente que vinha recebendo a PENSÃO ESPECIAL em nome de sua mãe, falecida em 20 de julho de 1996. Seu pai, ex-combatente de 32, ÂNGELO BENEDITTI, faleceu em 20 de maio de 1969. Quer saber como proceder daqui para a frente. Ocorre que recebeu indevidamente o dinheiro em nome da mãe falecida, desde 1996, e só não continuou recebendo porque precisava fazer o recadastramento. Isso é motivo de processo por apropriação indébita. A Sociedade nada tem a ver com isso e, na verdade, o advogado que orientou erradamente dona SÔNIA, a filha do ex-combatente, deveria ficar preso. A mulher, de sessenta anos, doente, não sabe como proceder no caso. Vamos orientá-la da melhor maneira possível. Deixamos o MMDC um pouco mais tarde por causa da visita dos professores da UNINOVE. 

O último policial foragido da Justiça, acusado de participar do esquema de corrupção envolvendo o contrabandista ROBERTO ELEUTÉRIO DA SILVA, o “LOBÃO”, está preso. O delegado MÁRIO GUILHERME DA SILVEIRA CARVALHO, titular do 10º DP (PENHA), estava com prisão preventiva decretada e foi localizado na quarta-feira, dia 1º de outubro, quando se internou em um hospital de CAMPINAS, a 100 km da Capital, por causa de problemas cardíacos. CARVALHO é acusado por nove crimes, entre os quais estão formação de quadrilha, tráfico de drogas, concussão e adulteração de chassi de carros roubados. O Ministério Público apurou que o policial tinha um esquema para liberar cargas roubadas, comprar drogas para pontos de tráfico da zona leste de SÃO PAULO, além de falsificar boletins de ocorrência para beneficiar criminosos que lhe pagavam propina. A Corregedoria da Polícia Civil instaurou inquérito contra o delegado, que irá para o presídio da polícia e poderá ser expulso da corporação a bem do serviço público.

A dentista DEISE PEREIRA DE ALMEIDA BARROS MORÃO, de 40 anos, foi assassinada na noite de 5ª feira, dia 2, com um tiro no pescoço na rua VÉZIO DE ANGELI, na VILA GOMES CARDIM região do TATUAPÉ, zona leste de SÃO PAULO. No momento do crime, DEISE estava dirigindo seu FIAT SIENA. A dentista perdeu o controle do veículo e bateu contra um muro. Ela havia acabado de sair do trabalho, na rua VALE FORMOSO, e estava a caminho de casa, na rua JARINU, que fica próxima ao seu consultório dentário, quando ocorreu o crime. Um taxista que passava pelo local viu o carro batido no muro e chamou a Polícia Militar. Ainda viva, DEISE foi levada pelo RESGATE do CORPO DE BOMBEIROS até o PRONTO-SOCORRO TATUAPÉ, onde morreu.

O empresário CARLOS GUILHERME DE ABREU E LIMA, envolvido no acidente no qual o iatista e secretário estadual da JUVENTUDE E DO ESPORTE, LARS GRAEL, perdeu a perna direita, em 1998, foi condenado a pagar indenização ao atleta. LIMA vai ter de pagar pensão mensal vitalícia a GRAEL, de 7.340 reais, além de indenizá-lo em 2,4 milhões de reais. O réu também terá que arcar com o custo por lucros cessantes, cujo valor ainda será calculado pela Justiça. O acidente com LARS GRAEL aconteceu em 6 de setembro de 1998, quando ele se preparava para os JOGOS OLÍMPICOS DE SYDNEY. Acompanhado do parceiro ANDERS SCHMIDT, GRAEL participava de uma competição na praia de CAMBURI, em VITÓRIA (ES), quando teve seu veleiro abalroado pela lancha LAGUNA, conduzida por LIMA. Os dois velejadores foram jogados no mar, e GRAEL teve a perna decepada pela hélice da lancha na metade da coxa direita. O iatista foi socorrido graças ao colete salva-vidas que usava. GRAEL perdeu muito sangue, teve duas paradas cardíacas e ficou internado por quase um mês antes de se recuperar. Hoje com 39 anos, ele usa uma prótese computadorizada em substituição à perna amputada, chegou a competir em categorias especiais de vela e foi nomeado secretário pelo governador GERALDO ALCKMIN. O empresário, que tinha 29 anos, quando do acidente, alegou que não viu o veleiro de GRAEL e chegou a argumentar que a embarcação estava fora da área de competição.

JÚNIOR E RIVELLINO SE APRESENTAM NO PARQUE COM A CABEÇA EM 2004. Treinador e diretor-técnico pretendem utilizar as últimas treze rodadas do CAMPEONATO BRASILEIRO para ajustar o TIMÃO para a próxima temporada. O CORINTHIANS ainda tem chances matemáticas de buscar uma vaga na LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 2004, mas essa não será a principal preocupação dos novos reforços alvinegros, o técnico JÚNIOR e o diretor-técnico ROBERTO RIVELLINO, no restante do BRASILEIRÃO.

O secretário-adjunto da Receita Federal, LEONARDO DE ANDRADE COUTO, pediu exoneração do cargo na noite desta sexta-feira, depois de ter sido citado, em reportagem publicada na revista ÉPOCA, como um dos funcionários do FISCO que estariam interessados em desmoralizar o corregedor-geral do órgão, MOACIR LEÃO. “Estou saindo para preservar a Receita Federal, o Ministério da Fazenda e a Presidência da República”, disse COUTO.

No METRÔ SÉ podemos notar os painéis de fotos de ALINE BAKER, na exposição “A EXPRESSÃO ATRAVÉS DO GESTO”. Também estão sendo montados os painéis do CIRCO ESPACIAL, relativos às comemorações dos DEZOITO ANOS de atividades.  

NOMEADO postumamente, na FRANÇA, para a ORDEM NACIONAL DA LEGIÃO DE HONRA em seu mais algo grau, o de COMENDADOR, o brasileiro SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, ex-representante especial das NAÇÕES UNIDAS.

A atriz e cantora COURTNEY LOVE foi internada hoje, com uma “overdose de substâncias legais” no hospital CENTURY CITY, de LOS ANGELES. Antes, ela havia sido detida por escândalo público. A viúva do cantor KURT COBAIN seguiu para o hospital pouco depois de pagar uma fiança de 2,5 mil dólares. Ela foi detida sob acusação de quebrar quatro janelas da casa de um amigo, na qual tentou entrar. COURTNEY, de 39 anos, alcançou a fama com o grupo de rock alternativo HOLE e por sua relação com COBAIN, líder do grupo NIRVANA, considerado o pai da música grunge. O cantor se suicidou em 1994. A cantora também fez carreira como atriz e conseguiu uma indicação para concorrer ao GLOBO DE OURO, graças à atuação em O POVO CONTRA LARRY FLINT. Em 1994, COURTNEY já tinha sido internada no mesmo hospital para ser submetida a um tratamento por overdose. Seu nome também constava da lista de pacientes de JULES LUSMAN, que perdeu sua licença médica em BEVERLY HILLS por prescrever barbitúricos.

Um tigre branco de grande porte atacou o ilusionista ROY HORN, que conduzia um espetáculo em um cassino de LAS VEGAS, nesta noite, mordendo sua nuca e arrastando-o para fora do palco, diante de uma platéia atônita. HORN foi levado imediatamente ao hospital, onde foi submetido a uma operação de urgência. Seu estado é crítico.

Uma das maiores mesquitas da EUROPA, a BAITUL FUTUH, construída pelo movimento AHMADYYA, foi inaugurada nesta sexta-feira em LONDRES, na GRÃ-BRETANHA, sob fortes críticas dos representantes do ISLÃ no País. Para eles, os ahmadis “não são muçulmanos”. A gigantesca construção de mármore tem dois hectares e está localizada em MORDEN, no sudoeste da cidade. Sua cúpula tem 23 metros de altura e o prédio está avaliado em 14 milhões de euros.
     

2 004  :   -  DOMINGO
Maior colégio eleitoral do País, com quase 8 milhões de eleitores, SÃO PAULO começa neste domingo, às  8 horas, a escolher seu novo prefeito. Confirmadas as pesquisas de intenção de voto, a disputa paulistana só será resolvida no segundo turno, em 31 de outubro. Saem das urnas até o início da manhã do dia 4 – segundo previsão do Tribunal Regional Eleitoral – 55 novos vereadores e dois finalistas na corrida por um dos cargos mais importantes do cenário político nacional. De olho no País inteiro, o Tribunal Superior Eleitoral se mostra otimista. Para o secretário de informática do TSE, PAULO CAMARÃO, até a meia-noite deste domingo deverá estar concluída a apuração dos votos para prefeito e vereador nas 26 capitais brasileiras. Para escolher os 5.562 prefeitos e 51.748 vereadores, em um universo de 262.486 candidatos, estão habilitados 119.820.376 eleitores.
O Estado de SÃO PAULO tem não apenas o maior, mas o menor colégio eleitoral do País – BORÁ, com 834 eleitores. Todos os números da eleição no Estado e na Capital impressionam. Das 68 cidades do BRASIL com mais de 200 mil eleitores onde pode ocorrer segundo turno, 19 estão em SÃO PAULO. Quase meio milhão de pessoas vão trabalhar diretamente na condução do processo eleitoral no Estado. Só mesários, são 351.689 encarregados das mais de 60 mil urnas, nas quais 27.055.013 eleitores registrarão seus votos.
São candidatos à Prefeitura: JOSÉ SERRA, MARTA SUPLICY, PAULO MALUF, LUIZA ERUNDINA, PAULINHO, FRANCISCO ROSSI, HAVANIR NIMTZ, JOSÉ LUIZ DE FRANÇA PENNA, CIRO MOURA, OSMAR LINS, DIRCEU TRAVESSO, JOSÉ WÁLTER CANÔAS, JOÃO MANUEL e ANAÍ CAPRONI.
São candidatos à vice: GILBERTO KASSAB, RUI FALCÃO, ANTÔNIO SALIM CURIATI JÚNIOR, MICHEL TEMER, JUAREZ SOARES, NELITA ROCHA, ERIVALDO TAVARES DE ALMEIDA, MARIA DE LOURDES PINHEIRO SIMÕES, ULISSES BATISTA, TONY AUAD, ANA ROSA MINUTTI, ISABEL PIRAGIBE, REGINA ZACANINI e JÚLIO M. DE SOUZA.

Choveu durante a noite toda. Prefiro sair de casa por volta das 11 horas, a fim de votar em SÃO PAULO, na ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO, na 1ª ZONA – 280ª SEÇÃO. Antes, passo pela banca de jornais e revistas do japonês, onde compro a ÉPOCA, a ISTO É e o jornal AGORA. Embarco num ônibus TUCURUVI. Muita gente está exercendo o seu direito de votar e essa condução fica lotada. Levo exatamente uma hora para chegar até a estação do metrô TUCURUVI. Vejo as ruas coalhadas de “santinhos” e o trabalho da “boca de urna” nas imediações dos locais de votação. Voto na advogada CÉLIA MARCONDES para vereadora (número 43943, do PARTIDO VERDE), por ela estar trabalhando em prol da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, inclusive entrando com processo contra a mudança do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. Pertence também à Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Para prefeito, o meu candidato é JOSÉ SERRA. Praticada a minha obrigação, num dia chuvoso, retorno para GUARULHOS. Essa viagem é bem melhor do que aquela que executei pela manhã.
Essa eleição em SÃO PAULO (7.771.503 eleitores paulistanos) vai determinar os dois nomes mais cotados para ser o 59º prefeito da história da cidade no período republicano. De acordo com a pesquisa DATAFOLHA de ontem, JOSÉ SERRA CHIRICO, 62 anos, do PSDB, e MARTA TERESA SMITH DE VASCONCELLOS SUPLICY, 59 anos, do PT, vão disputar o segundo turno no maior colégio eleitoral do país. O tucano subiu três pontos percentuais em três dias e atingiu 37%. A prefeita MARTA tem 34%. Os ex-prefeitos PAULO MALUF (PP), com 10%, e LUIZ ERUNDINA (PSB), com 5%, não têm chances. Também serão definidos hoje, entre 1.207 candidatos, os 55 vereadores da Câmara Municipal de SÃO PAULO.
NELSINHO PIQUET começa a seguir os passos do pai. Antes de ingressar na Fórmula 1, o tricampeão mundial foi campeão da FÓRMULA 3 inglesa, em 1978. É a primeira vez que pai e filho são campeões dessa categoria. O título é uma credencial importante para NELSON tentar encaixar o herdeiro em uma equipe de ponta. NELSINHO garantiu o título logo na primeira etapa do dia ao chegar na segunda colocação, depois de largar na pole position em BRANDS HATCHE. Depois o piloto coroou sua excelente temporada com a vitória na etapa seguinte.

A segunda colocação no GRANDE PRÊMIO de FONTANA, nos EUA, foi suficiente para TONY KANAAN conquistar hoje o título da INDY RACING LEAGUE. KANAAN é o primeiro brasileiro a se sagrar campeão da IRL, categoria criada em 1996, como dissidência da FÓRMULA INDY. Por muito pouco KANAAN, que largou na última colocação, não comemorou o título. Ele foi ultrapassado pelo mexicano ADRIÁN FERNÁNDEZ, vencedor da prova, apenas na última volta, logo após uma relargada causada por uma bandeira amarela. HÉLIO CASTRONEVES, que liderou boa parte da corrida, chegou apenas em sétimo lugar. FELIPE GIAFFONE e VÍTOR MEIRA não completaram a prova.

ROGER FEDERER continua a escrever seu nome na história do tênis. Neste fim de semana, conquistou o 10º título do ano e desde 1995, com THOMAS MUSTER que ganhou 12, ninguém conseguiu uma temporada tão brilhante. Em BANGCOC, o tenista número 1 do mundo aplicou uma surra em ANDY RODDICK ao vencê-lo pela terceira vez numa final.

O boxeador porto-riquenho FÉLIX TRINIDAD derrotou, na madrugada, o nicaragüense RICARDO MAYORGA, por nocaute, no oitavo assalto, em NOVA YORK. O combate, válido pela categoria dos médios, foi o retorno de TRINIDAD aos ringues, após um afastamento de dois anos e meio. O combate já é apontado pelos críticos como um dos melhores do ano. MAYORGA iniciou o primeiro assalto no ataque, mas TRINIDAD conseguiu equilibrar a disputa no final.

As urnas confirmaram a previsão de que JOSÉ SERRA e MARTA SUPLICY passariam para o segundo turno. Mas a diferença de votos entre os dois, de oito pontos, não estava nas previsões de nenhum instituto de pesquisa. Os dois lados esperavam uma disputa mais apertada. À noite, comentando o resultado, SERRA disse que o “eleitor não quer partido único”, em referência à tentativa de hegemonia do PT no país. Informado de que o PT pretende ir para o ataque no segundo turno, ele também afirmou que espera uma campanha limpa, com a discussão de propostas para a cidade. MARTA, por sua vez, disse que segundo turno é outra eleição, agradeceu os votos recebidos e lembrou que havia iniciado a disputa com 16% das intenções de voto.

JOSÉ ANÍBAL, um dos principais políticos da cúpula do PSDB, era, nesta noite, quando 96,7% das urnas haviam sido apuradas, o vereador mais votado na cidade de SÃO PAULO. Tinha 160.640 votos, o que representava 2,79% do total. O segundo colocado, o petista ARSELINO TATO, tinha 69.936 votos, 1,21% do total, menos da metade do tucano. Já falando como eleito ANÍBAL disse que pretende revitalizar a Câmara, que, para ele, precisa “estar mais aberta”. Sobre ser o vereador mais votado, o tucano, que já foi candidato a senador, afirmou que “isso o deixará atento às questões da capital”.
ELÓI PIETÁ foi reeleito prefeito de GUARULHOS. Até às 23:42 horas, com 99,35% das urnas totalizadas, PIETÁ estava com 53,59% dos votos. O segundo colocado, JOVINO CÂNDIDO, havia recebido 30,37%. PASCHOAL THOMEU estava com 6,27%.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi derrotado em seu domicílio eleitoral SÃO BERNARDO DO CAMPO, onde votou na manhã do domingo. O deputado federal VICENTINHO, candidato do partido na cidade, foi derrotado pelo atual prefeito, WILLIAM DIB, reeleito dom 76% dos votos.

Já o ministro JOSÉ DIRCEU, da Casa Civil, viu o filho ZECA, de 26 anos, ser eleito prefeito por 8.514 dos quase 15 mil eleitores da pequena CRUZEIRO DO OESTE, no PARANÁ.

Em FORTALEZA, a atriz de shows eróticos EDVÂNIA MATIAS FERREIRA, conhecida na noite como DÉBORA SOFT, se elegeu vereadora com 11.590 votos. A “CICCIOLINA DO CEARÁ” foi a oitava candidata mais votada na cidade.

Candidato à reeleição, o prefeito do RIO, CÉSAR MAIA, confirmou a vitória no primeiro turno, com 50,11% dos votos válidos. Foi uma contagem de votos de “machucar o coração”, como o pefelista definiu, pois o percentual se aproximava perigosamente da faixa abaixo dos 50 pontos, o que forçaria um segundo turno com o senador MARCELO CRIVELLA (PL), que terminou a disputa com 21,83%. No final da noite, quando foi confirmada a vitória, comemorou o resultado com um banho “para aliviar as lágrimas e o suor”.

A cantora GRETCHEN e a deputada estadual LAUDENI LEMES foram detidas pela polícia, no município de SENADOR CANEDO (a 18 km de GOIÂNIA), acusadas de fazer boca-de-urna para o candidato a prefeito da cidade, doutor ALSUERES. Na semana passada, GRETCHEN foi agredida e sofreu lesões no pescoço durante uma caminhada eleitoral.
 
O PAPA JOÃO PAULO II proclamou hoje cinco novos beatos, entre eles, CARLOS I, último imperador da ÁUSTRIA e último rei da HUNGRIA, e a freira alemã ANA CATARINA EMMERICK, autora do livro que inspirou o filme “A PAIXÃO DE CRISTO”, de MEL GIBSON.

Acenando bandeiras brancas, centenas de iraquianos fugiram hoje de barco de SAMARRA, enquanto as tropas dos EUA declaravam vitória sobre os insurgentes na ofensiva destinada a expulsá-los da cidade (95 km ao norte de BAGDÁ). Apesar de o comando das forças de ocupação e da GUARDA NACIONAL iraquiana garantirem ter retomado o controle de quase toda SAMARRA, a população teme novos bombardeios.
Um balanço militar indica que em três dias de ofensiva morreram 125 rebeldes e 80 ficaram feridos. Mas um funcionário do Hospital Geral de SAMARRA, ABDUL-NASSER YASSIN, disse que entre os 70 mortos levados para o estabelecimento, 23 eram crianças e 18, mulheres. 

PRESOS MIKEL ALBISU e sua mulher, SOLEDAD IPARRAGUIRRE, integrantes do comando da organização terrorista basca ETA, junto com outras dezoito pessoas acusadas de pertencer ao grupo, próximo a BORDEAUX, na FRANÇA.

Morreu o imunologista francês JACQUES BENVENISTE, que descobriu o mecanismo básico das alergias e da asma e foi considerado o maior defensor da homeopatia. Aos 69 anos, durante cirurgia cardíaca, em PARIS.

Vítima do assassinato mais famoso da história do cinema, a atriz JANET LEIGH, estrela de PSICOSE, morreu tranqüilamente neste domingo, aos 77 anos, em sua mansão em BEVERLY HILLS, LOS ANGELES. “Ela morreu em paz”, contou HEIDI SCHAEFFER, porta-voz da atriz JAMIE LEE CURTIS, filha de JANET e TONY CURTIS. As filhas (além de JAMIE, KELLY CURTIS), aliás, estavam ao lado da mãe, assim como seu quarto marido, ROBERT BRANDT, no momento da morte. A causa não foi divulgada mas, em 2003, a atriz tratou-se de uma inflamação nos vasos sangüíneos. JANET orgulhava-se de ter participado de filmes ilustres, como A MARCA DA MALDADE, que ORSON WELLES dirigiu e interpretou em 1958, e SOB O DOMÍNIO DO MAL, de JOHN FRANKENHEIMER, de 1962. Mas foi no clássico de ALFRED HITCHCOCK, rodado em 1960, que sua carreira se projetou internacionalmente. JANET interpretava MARION CRANE, a mulher que decide fugir com 40 mil dólares, dinheiro roubado do escritório onde trabalha. À noite, em meio a um temporal, busca refúgio em um hotel de beira de estrada chamado BATES MOTEL. Lá, acaba terrivelmente assassinada no chuveiro pelo dono do estabelecimento, vivido por ANTHONY PERKINS, que também ganhou notoriedade com o papel.       A morte surpreendeu o público que assistiu o filme não apenas pela violência como por acontecer justamente na metade da história, algo impensado para uma estrela como JANET. A surpresa era tamanha que HITCHCOCK determinou que nenhuma pessoa poderia entrar no cinema depois de iniciada a projeção – ainda que considerado um ardiloso golpe publicitário, a atitude era justificada pelo diretor: um espectador que chegasse com minutos de atraso se sentiria decepcionado de ver a estrela morrendo sem ter bem claro o motivo. A cena da ducha dura apenas 45 segundos, o suficiente para provocar uma verdadeira revolução em HOLLYWOOD. Não apenas a seqüência foi plagiada inúmeras vezes – especialmente por BRIAN DE PALMA, para quem se tornou verdadeira obsessão – como mudou o cinema. O terror nunca mais foi o mesmo, mas ainda teve de esperar mais 13 anos para ficar completamente explícito, a partir de O EXORCISTA. A própria linguagem do videoclipe e da MTV sai da ducha em que MARION CRANE é esfaqueada.
HITCHCOCK instalou a câmera dentro da banheira. Pela cortina, o espectador vê a cortina que se abre para mostrar a silhueta ameaçadora de uma mulher que empunha o punhal. As facadas ganham reforço dramático com a música de BERNARD HERRMANN, também exaustivamente copiada nos anos seguintes. Em sua última imagem, JANET aparece caída na banheira e HITCHCOCK aproxima a câmera de seu olho, que logo se confunde com o ralo por onde escorre a água ensangüentada. A seqüência provocou controvérsia anos depois. SAUL BASS, talentoso criador de créditos, assumiu o crédito da direção da famosa cena. Disse que a planejou inteirinha. HITCHCOCK, no entanto, contestava. Em 1995, JANET LEIGH publicou o livro PSICOSE:ATRÁS DAS CENAS DO CLÁSSICO DE SUSPENSE. Ela não faz referência sobre o verdadeiro criador da cena, mas conta ter passado sete dias seguidos sob a ducha. Mesmo assim, ela lembra que a filmagem transcorreu de forma tranqüila até os últimos 20 segundos, quando teve de expressar seu horror diante das punhaladas. Confessou ainda que não se sentia mais à vontade para tomar uma ducha depois do filme. JANET estreou no cinema em 1947, quando estava com 19 anos, no filme RECONCILIAÇÃO, de ROY ROWLAND. Apareceu em seis filmes apenas em 1949. Os clássicos, porém, surgiram na década seguinte. Em sua autobriografia, THERE REALLY WAS A HOLLYWOOD, ela conta que A MARCA DA MALDADE foi uma grande experiência, mas ficou desapontada com o resultado – a UNIVERSAL cortou e reeditou o filme à revelia de ORSON WELLES. Lembra também que temia a convivência com FRANK SINATRA em SOB O DOMÍNIO DO MAL: “Ouvi dizer que ele tinha hábitos nada convencionais, mas nossa convivência revelou seu absoluto profissionalismo”.

2 005   :  -    SEGUNDA-FEIRA
Sessão Cívica Comemorativa do Término da Revolução Constitucionalista de 1932 – Inauguração do Museu MMDC – Núcleo LAPA.
DIA 03/10/2005 (2ª FEIRA)
HORA: 09h45
LOCAL: Praça JOHN LENNON (Rua DUARTE DA COSTA, 1246 – CITY LAPA – COLÉGIO SANTO IVO)
Participação: Exército Brasileiro (21º Depósito de Suprimento), Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Sub-prefeitura - LAPA, Colégios e demais entidades de classe e comunitárias da região.

Ao contrário de ontem, tempo chuvoso, nesta segunda-feira a manhã abre com sol e temperatura agradável. Mas estraga a dificuldade no trânsito da marginal. Assim é que o encontro com o CORONEL MENDES, com a finalidade de irmos para a LAPA, quase fica prejudicado. Às 8:45 horas, chego na rua PEDRO VICENTE, onde o meu companheiro de lutas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC já está me esperando.
Na PRAÇA JOHN LENNON, LAPA, vamos encontrar os amigos do núcleo criado recentemente e que, pela primeira vez, comemoram a Cessação das Hostilidades da Revolução de 1932. Essa praça foi palco dos encontros de 23 de maio, há seis anos, e que possibilitou, com a intervenção do TENENTE-CORONEL LUIZ NAKAHARADA e de Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, a criação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo LAPA. No encontro com as pessoas que já são nossas conhecidas, o TENENTE-CORONEL CAMILLO, do 21 º Depósito de Suprimento do Exército, diz estar no comando interino porque no dia 23 de setembro, vítima de um infarto, o Comandante, CORONEL CARLOS OLSCHOWSKY DA CRUZ, foi obrigado a ser internado num hospital da região, onde ainda permanece. Ele seria condecorado hoje com a Medalha PEDRO DE TOLEDO.
Vai presidir a solenidade alusiva ao 73º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista o CORONEL PM IZAUL SEGALLA JÚNIOR, Comandante do CPAM-5. Também ele está relacionado para ser condecorado nesta manhã, ao lado do Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MAJOR PM JOSÉ ROBERTO MONTE OLIVA, PAULO TOLEDO MACHADO, FRANCISCO BENTO DA SILVA (voluntário de 1932), FÁBIO PAULO FERREIRA, JOÃO DE SÁ TEIXEIRA NEVES, e IVO BENTO GARCIA.
Entre os presentes está o historiador HERNÂNI DONATO, O TENENTE-CORONEL LUIZ NAKAHARADA, o TENENTE-CORONEL PM WANDERLEY MEDEIROS (Comandante do 16º BPMM), MAJOR PM FUNEZ, Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS (presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO), CORONEL Ref ARY CANAVÓ, Dr PAULO MAGALHÃES, dona MARIA AMÉLIA DE CAMPOS ARANHA DUVAL e outras pessoas que se relacionadas tomariam grande espaço dessas anotações. Mas devemos dar destaque para o veterano FRANCISCO BENTO DA SILVA, nascido em 17 de novembro de 1814. È um dos exemplos vivos da Revolução. Pertenceu ele ao segundo pelotão da segunda companhia do 4º Batalhão do REGIMENTO NOVE DE JULHO. Esteve nos combates de GRAVI, nas linhas de defesa dos constitucionalistas do setor LESTE. No dia 21 de setembro foi me fornecida uma narração histórica da Revolução, por parte desse ex-combatente.  
Destaque especial para o grande número de crianças que estão formadas, ao lado da tropa perfilada para esse grande evento. O Professor JOSÉ CARLOS está de parabéns por mobilizar totalmente o COLÉGIO SANTO IVO dentro das comemorações das datas mais importantes para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como o dois de outubro, quando se encerrou o movimento. O momento mais importante da festa é, sem dúvida, a entrega da Medalha “PEDRO DE TOLEDO”.
Nosso presidente, GINO STRUFFALDI, dá conta do recado por ocasião de sua fala. O Professor JOSÉ CARLOS discorre sobre o episódio do término da revolução. A mensagem principal da solenidade é a de transmitir para os jovens (futuros dirigentes da Nação), o feito espetacular dos heróis de 32. Emocionam os presentes o grupo de crianças entoando a Canção do Exército Brasileiro. Culmina o ato cívico desta manhã com o garboso desfile da tropa e dos alunos dos diversos colégios da LAPA. Em seguida, somos convidados para a inauguração do MUSEU DA REVOLUÇÃO, no Colégio SANTO IVO. O senhor FRANCISCO BENTO DA SILVA e senhora MARIA AMÉLIA ARRUDA CAMPOS DUVAL, veteranos de 1932, procederam a abertura oficial do museu, com o plantio de duas mudas de árvores. Ali, fala o historiador HERNÂNI DONATO, profundo conhecedor da articulação do povo, em 1932, contra a ditadura VARGAS, na busca da reconstitucionalização do País. Ele ressaltou a importância de se perpetuar, entre os jovens, os ideais que motivaram a Revolução. Este é realmente o principal objetivo do museu, que estará aberto a toda comunidade, principalmente aos estudantes e pesquisadores. Os documentos, objetos e biblioteca específicos sobre o assunto, que o compõe, constituem material fértil para todos quantos desejarem conhecer ou aprofundar-se sobre este que foi um dos mais belos movimentos cívicos da história de nossa Pátria. Para surpresa nossa, encontramos na porta do colégio o nosso velho CORONEL PM Ref MÁRIO FERRARINI, entrado nos 91 anos. Faz-se acompanhar de familiares e conversa com o CORONEL PM MENDES e CORONEL Ref ARY CANAVÓ, que o conheceram há muitos anos atrás.
O MUSEU DA REVOLUÇÃO está bem montado e transmite ao povo lapeano toda a história do movimento. É disso que precisamos em todos os pontos de SÃO PAULO. Lutamos para que surjam outros núcleos na Capital. O 21º Depósito de Suprimento do Exército e membros do Destacamento Aero-móvel de BARUERI também apresentam a sua exposição, numa outra sala do Colégio. O encerramento, com “chave de ouro”, no auditório do Colégio, deu-se com a magnífica apresentação musical “SHOW DA REVOLUÇÃO” que, através de uma mescla de música e narração deu uma verdadeira e inesquecível aula de História para o público presente.  
Por volta das 13 horas, estamos retornando para o centro da Capital. MENDES e GINO conversam sobre a audiência marcada para amanhã, no 13º andar, torre B, do FÓRUM DA BARRA FUNDA, onde prestarão informações ao Juiz do Trabalho ADALBERTO sobre o caso da ação trabalhista movida pelo ex-funcionário da Sociedade, o VASCO. O ROMAGNOLI será o advogado da Sociedade, na sua primeira intervenção oficial como nosso Diretor Judiciário.
O MENDES guarda seu carro no quartel dos bombeiros. Vamos para a Sociedade, onde estamos trabalhando muito para o sucesso do 1º Jantar de Confraternização da Cessação das Hostilidades da Revolução de 32. São vendidos vários convites e a funcionária LUCIENE cuida do recebimento dos valores que irão ajudar a resolver as prioridades de pagamento da Sociedade.
Passam das 17 horas quando vou para a cantina do WÁLTER TAVERNA, na rua 13 de MAIO, 624, ensinando à LUCIENE, que dirige o carro. A LILIAN também irá nos ajudar nos preparativos iniciais para o recebimento dos convidados.
WÁLTER TAVERNA procura colaborar para o sucesso do evento marcante para nós. Chegam os participantes do jantar, coisa nunca realizada nos dez anos que estou no MMDC. Recebemos as seguintes pessoas: Professor EGBERTO MAIA LUZ, que, num gesto filantrópico, doa para a Sociedade a quantia de quinhentos reais; ROMAGNOLI e JANAÍNA, que têm sido baluartes de nossa empreitada de revitalização do MMDC; o presidente GINO STRUFFALDI e sua senhora; doutor JOSÉ GUTIERREZ, doutor MARCOS LESSA e esposa; doutor TROMBETTI e senhora; PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, ROSA GALVÃO, ÉDSON GALVÃO NOGUEIRA, PEDRO TOLEDO DA SILVA PINTO, MOACYR LÔBO LOPES, TENENTE PAULO CÉSAR e esposa, CORONEL Ref ARY CANAVÓ, CORONEL PM Res RICARDO JACOB e esposa; MARY JONE PEREIRA MENDES, ANTÔNIO FROTA, PAULO CAMPOS DE TOLEDO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO H8OMEM, LYGIA NACLÉRIO HOMEM, ALENCAR THOMÁS e família, ELZA BARBOSA MAIA, GERALDO FARIA MARCONDES, FRANCES AZEVEDO, ANDRÉ GALVÃO NOGUEIRA, JORGE NAGADO, MARILENA ALMEIDA, MARIA HELENA NOGUEIRA, LILIANA PIAZZA, doutor UMBERTO LUIZ BORGES D´URSO e esposa, doutor MARTIN SAMPAIO, doutor RUI AUGUSTO MARTIM, doutora NELLY CANDEIAS e JOÃO ALBERTO CANDEIAS, ABRAÃO YÁZIGI e esposa, LUIZ SÉRGIO CARRARO, MAJOR PM MONTE OLIVA, CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA, Professor JOSÉ CARLOS (presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo LAPA, que vem acompanhado de nove pessoas).
O jantar é um verdadeiro sucesso. Várias pessoas falam durante o transcorrer do mesmo. São sorteados livros da poetisa FRANCES AZEVEDO e da família NOGUEIRA. Podemos trocar muitas idéias e, entre elas, a realização de um jantar natalino no mês de dezembro.
Somente depois das 22 horas é que os convidados vão se retirando. O doutor MARCOS LESSA e sua senhora, residentes em GUARULHOS, no PARAVENTI, fazem a gentileza de me transportar até minha casa.

A juíza-corregedora da custódia da Polícia Federal, RAECLER BALDRESCA, autorizou hoje que o ex-prefeito PAULO MALUF seja examinado na cadeia por um médico. MALUF se queixa de dores no peito e mal-estar. O ex-prefeito e o filho dele, FLÁVIO, estão presos há 24 dias.

A dinastia das RAINHAS DO RÁDIO sofreu hoje, por volta das 15 horas, uma de suas piores baixas: a cantora EMILINHA BORBA, que completou 82 anos em 31 de agosto, morreu de infarto fulminante durante almoço em sua casa, em COPACABANA, no RIO. Ela já havia sido internada em junho, quando teve traumatismo craniano ao cair em casa. Às 23 horas, o corpo foi levado para a Câmara dos Vereadores do RIO, onde será velado. O enterro está previsto para amanhã, às 17 horas, no Cemitério do CAJU.
O reinado da carioca EMÍLIA SAVANA DA SILVA BORBA começou quando ela, ainda adolescente, tornou-se figurinha carimbada dos programas de calouros. Sua galeria de prêmios e troféus foi aberta aos 14 anos, quando ganhou o primeiro prêmio no programa “HORA JUVENIL”, da rádio CRUZEIRO DO SUL. Na mesma emissora, também obteve nota máxima na atração apresentada por ARY BARROSO, defendendo “O X DO PROBLEMA”, de NOEL ROSA.
Seu primeiro disco solo viria em 1939, com o samba-choro “FAÇA VOCÊ MESMO”, de NÁSSARA e FRAZÃO, e o samba “NINGUÉM ESCAPA...”, de FRAZÃO. O sucesso demoraria um pouco mais: deu-se em 1947, com a rumba  “ESCANDALOSA”. Dois anos depois, ela foi eleita a FAVORITA DA MARINHA. E, nos anos 1980, a música deu título a um elogiado documentário produzido pela FUNDAÇÃO RIO.
Foi a partir de 1943, como contratada da RÁDIO NACIONAL, do RIO, em que permaneceu por 27 anos, que conheceu seu maior sucesso. “A devoção dos fãs por ela beirava o fanatismo”, conta o pesquisador RICARDO CRAVO ALBIN, que de admirador passou a produtor da diva, sendo responsável pelos maiores shows que ela realizou nos últimos anos. A munição para as apresentações vinha de mais de 600 músicas gravadas, em que despontam marchinhas como “CHIQUITA BACANA” (1949), “TOMARA QUE CHOVA” (1951) e “VAI COM JEITO” (1957). O sucesso na música se estendeu para dezenas de filmes na ATLÂNTIDA CINEMATOGRÁFICA, como “BANANA DA TERRA” (1938), “FOLIAS CARIOCAS” (1948) e “CARNAVAL BARRA LIMPA” (1967). A carioca MARLENE, com quem alternava o cetro de RAINHA DO RÁDIO NACIONAL, hoje foi poupada da morte da cantora. “Ela se abalou quando soube da queda que EMILINHA sofreu. Imagine quando lhe contarem sobre sua morte”, justificou ANTONIETA MARIA DE SOUZA, a NIETA, amiga da “rival” de EMILINHA e presidente da Associação Marlenista.
A inimizade das duas, na verdade, era a de seus fãs. EMILINHA e MARLENE gravaram várias músicas juntas. Do mais recente CD de EMILINHA, “SE QUERES SABER” (2004), vendido por ela até em praça pública no ano passado, MARLENE participou. O título da faixa não poderia ser mais emblemático: “ENTRE TAPAS E BEIJOS”.

Há nove dias em greve de fome, d. LUIZ FLÁVIO CAPPIO disse que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA será o responsável se ele morrer. “Peço ao DIVINO ESPÍRITO SANTO que o ilumine para que ele não carregue, pelo resto da vida, este peso”, afirmou o religioso, que é bispo da diocese de BARRA (BA). Ele iniciou o jejum no dia 26 de setembro, com o objetivo de revogar o projeto de transposição do RIO SÃO FRANCISCO. Está instalado na CAPELA SÃO SEBASTIÃO, na periferia de CABROBÓ, sertão pernambucano, e ponto de captação das águas do rio para a transposição.

MORREU o professor de Educação Física CARLOS ADRIANO THOMAS, de 34 anos, atropelado após ter sido jogado para fora de seu carro por três ex-alunos. Eles haviam pedido carona para assaltar o professor, em CAMPINAS.

Na noite de hoje, cerca de 110 mil judeus de todo o País e aproximadamente 14 milhões no mundo celebram a chegada do ano 5766. As comemorações do calendário judaico começam com o ROSH HASHANÁ – ou ANO-NOVO JUDAICO – e vão até o dia 12, data em que é celebrado o YOM KIPUR – ou DIA DO PERDÃO. Durante esse período, todos devem refletir sobre seus relacionamentos, questionar o que foi feito de errado no ano anterior e como essas ações podem ser corrigidas.
Diante da atual situação dos judeus no ORIENTE MÉDIO, com a retirada dos assentamentos judaicos da FAIXA DE GAZA e CISJORDÂNIA, em agosto, o presidente da Federação Israelita do Estado de SÃO PAULO, JAYME BLAY, espera que esse período de reflexão leve paz e esperança para a região.

Uma discussão fútil provocou a morte da brasileira JANAÍNA REIS, atingida com um tiro no rosto por seu namorado, o porto-riquenho RAFAEL ARRIETA ROLON, no último sábado, dia 1 º de outubro, na cidade de DEERFIELD BEACH, na FLÓRIDA. “Por brincadeira, ela o chamou de gay. Ele sacou uma arma e atirou nela”, disse o jornalista TONI BARROS, um conhecido de JANAÍNA. O criminoso tentou enganar a polícia, mas depois confessou o crime e foi preso. A brasileira será cremada nos EUA. JANAÍNA, que tinha 17 anos, foi morta por ROLON, de 22, quando eles se encontravam à beira da piscina, no condomínio WATER´S EDGE, onde mora o rapaz.

MORREU o médico JOSÉ ALBANO NOVA MONTEIRO. Duas vezes diretor do Hospital Municipal MIGUEL COUTO, no RIO, e há mais de 50 anos na chefia do serviço de Ortopedia da unidade, o médico JOSÉ ALBANO NOVA MONTEIRO morreu aos 87 anos, de insuficiência respiratória. Ele trabalhava no MIGUEL COUTO desde 1943. O prefeito CÉSAR MAIA anunciou que batizará com seu nome o futuro prédio anexo ao MIGUEL COUTO, onde funcionará a nova emergência do hospital. MAIA também decretou luto oficial de três dias no RIO. Seu corpo está sendo velado no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, onde será enterrado amanhã.

TÔNIA CARRERO e PAULO AUTRAN comemoraram juntos seus 83 anos de idade, completados este ano. TÔNIA, que nasceu em 23 de agosto, e AUTRAN, que fez aniversário em 7 de setembro, foram homenageados pelo casal JORGE e IVANI YUNES, nesta segunda-feira, com um sofisticado jantar. REGINA DUARTE, BEATRIZ SEGALL, GLÓRIA MENEZES e o prefeito JOSÉ SERRA estavam entre os convidados que foram levar seu abraço aos consagrados atores. TÔNIA aproveitou a festa para celebrar também o sucesso da temporada paulista da peça “CHEGA DE HISTÓRIA”.

O PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA foi dado, neste ano, a dois pesquisadores australianos que revolucionaram o cético mundo científico. Eles descobriram que a úlcera e a gastrite não eram doenças procedentes do estresse urbano, mas simplesmente o resultado de uma bactéria. O Instituto KAROLINSKA, de ESTOCOLMO, quis reconhecer o trabalho dos dois patologistas BARRY J. MARSHALL e ROBIN WARREN, que em 1982 identificaram a HELICOBACTER PYLORI, uma bactéria capaz de viver no agressivo entorno ácido do estômago, e que é a causadora de infecções como gastrite e úlcera de duodeno. Através de estudos, os dois cientistas australianos demonstraram que os pacientes poderiam ser curados se a bactéria fosse erradicada do estômago.

CHEGOU à ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS) o foguete russo que leva o “astroturista” americano GREGORY OLSEN, que pagou cerca de 11 milhões de dólares pela viagem.              

2 006   :    -     TERÇA-FEIRA
Leio no caderno especial do ESTADO DE SÃO PAULO, sobre as eleições, o seguinte artigo:
O COSTUREIRO E O CORONEL NA CÂMARA
Com menos de 7 mil votos, PAES DE LIRA é eleito graças à perfomance de CLODOVIL.
Não é todo dia que alguém acorda com a missão de falar com o costureiro CLODOVIL HERNANDES sobre os rumos da política nacional. Dos rumos, na verdade, o deputado eleito, um dos mais votados do País, ainda não sabe muito. Mas o bordão da campanha – “BRASÍLIA nunca mais será a mesma” – continua valendo.
CORONEL PAES DE LIRA teve só 6.673 votos, mas, por uma incrível ironia eleitoral, está eleito. “Não foi uma surpresa, porque trabalhei minha candidatura para ser o segundo colocado no partido, uma vez que já sabíamos que o CLODOVIL teria votação excelente”, admite o novo deputado, na reserva da Polícia Militar depois de 35 anos de serviço, que tem como plataforma a “garantia do cidadão de bem ao porte de arma legal” e deve integrar a chamada bancada da segurança.

Por volta das 10 horas, liga-me o presidente do MMDC, GINO STRUFFALDI. Acerta comigo uma reunião extraordinária entre o CORONEL PM MENDES, o advogado ROMAGNOLI e eu para a próxima quinta-feira, dia 5 de outubro, às 15 horas, atendendo o pedido do GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO, a respeito do restauro do Monumento-Mausoléu. Para mim essa reunião é de uma infelicidade para a nossa Associação, pois o MMDC não tem mais de cuidar do Obelisco, cuja obrigação, pelo decreto de 29 de junho deste ano, está destinada à Secretaria da Cultura.
Professor EGBERTO MAIA LUZ também me liga. Quer saber se o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA se elegeu. Vai entrar em contato com ele para cumprimentá-lo pelo sucesso na eleição. O atual Comandante do Exército Constitucionalista, desde 9 de julho, não está ainda em condições de andar. Um pouco antes de assumir o comando do Exército Constitucionalista ele sofreu uma queda e, desde então, vive recluso, com fisioterapeuta e enfermeiros cuidando de seu restabelecimento. Diz ele que talvez na semana que vem esteja em condições de andar na rua, sem auxílio de outras pessoas.

ELÁDIO almoça comigo. Traz notícias do RAFAEL, que também participa da OPERAÇÃO “SÃO GERALDO”. Não há problemas graves com as pessoas que estão desenvolvendo esse tipo de policiamento com vista a roubos de transportes de cargas.
Encontro o presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC preocupado com as investidas deselegantes do GENERAL BUENO. O ROMAGNOLI e JANAÍNA estão conosco nesta tarde. Nosso diretor jurídico mostra um documento elaborado pelo GENERAL BUENO, em papel timbrado da Sociedade, endereçado ao CONDEPHAAT, exorbitando com as prerrogativas do presidente. Acertamos como deverá ser conduzida a reunião extraordinária de quinta-feira, dia 5, agora com a presença do CORONEL MENDES, que chegou no MMDC depois das 16 horas.
O GENERAL BUENO pediu às nossas funcionárias uma cópia do Estatuto da Sociedade. Prevê-se que, por motivo da eleição do CORONEL JAIRO PAES DE LIRA, nosso Presidente do Conselho Deliberativo, este tenha de se licenciar do cargo. Caso isso venha a acontecer, ele, GENERAL BUENO, que é o vice, assumiria a Presidência do CD. A Sociedade sofreria muito com esse acontecimento, pois o general é muito mal visto pelos conselheiros.
Permanecemos na Sociedade até às 17:30 horas. Estamos apreensivos com a atual situação criada pelo GENERAL BUENO.

Um dia depois de o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ter reativado o figurino “paz e amor” para o segundo turno, seus auxiliares mais próximos partiram para o ataque aos tucanos. Num movimento coordenado, o ministro das Relações Institucionais, TARSO GENRO, e o deputado eleito CIRO GOMES passaram a explorar denúncias de corrupção deixadas de lado pelos petistas na primeira etapa da campanha, quando a vitória de LULA parecia certa. Em entrevista, o ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, criticou o programa de governo do candidato do PSDB, GERALDO ALCKMIN. “Na área econômica, eu vejo propostas desencontradas. Uma hora eu vejo que ele vai fazer um ajuste fiscal rígido. Aí, eu me pergunto: ele vai cortar o quê? Os programas sociais?”, disse. Profissionais da área financeira criticaram a entrevista, por tratar de assuntos eleitorais e não de economia do País. JOÃO CARLOS MEIRELLES, coordenador do programa de governo de ALCKMIN, disse que o ministro agiu “como um cabo eleitoral” e que a coligação PSDB-PFL vai à Justiça Eleitoral contra ele.

Com a aplicação da chamada cláusula de barreira, em fevereiro, 118 deputados de 14 partidos terão atuação limitada, sem direito a um líder e gabinete de liderança ou a escolher comissões. É a maior bancada informal na Câmara, já apelidada de bancada dos zumbis, com 23% dos deputados. Partidos pequenos buscam saídas, com a hipótese de fusão, mas os maiores descartam mudanças na lei. Segundo a Lei dos Partidos Políticos, cada legenda deve obter pelo menos 5% dos votos no País e 2% em no mínimo nove Estados para não perder direitos.

O governador eleito de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, já participa da administração estadual e escolhe sua equipe. Em acordo com o governador CLÁUDIO LEMBO, SERRA conseguiu hoje o cancelamento do leilão de 20% das ações da NOSSA CAIXA, com a qual a atual administração pretendia fechar o ano sem déficit. SERRA e LEMBO discutiram ainda segurança pública, a área mais crítica do governo. O futuro governador já definiu também o primeiro integrante do seu secretariado: o atual secretário de Finanças do Município, MAURO RICARDO COSTA, irá para a Fazenda.

Um homem morreu e outro ficou levemente ferido num desabamento nas escavações do túnel para a construção da LINHA 4-AMARELA, do Metrô, que ligará a VILA SÔNIA à ESTAÇÃO DA LUZ. O acidente ocorreu numa frente de trabalho sob a avenida REBOUÇAS, na zona oeste, para a construção da Estação OSCAR FREIRE.
O operário JOSÉ ALVES DE SOUZA, de 56 anos, trabalhava na frente de escavação do túnel, de aproximadamente 23 metros de comprimento e a uma profundidade de 25 metros, quando uma pedra de barro endurecida se desprendeu, por volta das 17:20 horas. Atingido na cabeça, SOUZA sofreu traumatismo craniano e morreu.

O estudante de Direito ADRIANO SADDI LEMOS OLIVEIRA, de 23 anos, apresentou-se hoje na sede do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (DENARC), onde recebeu voz de prisão pela participação no assassinato da mãe, MARISA SADDI, de 46 anos, ocorrido no dia 28 de junho. O universitário, que na quinta-feira passada, dia 28, teria confessado ter contratado criminosos para matar a mãe, segundo a polícia, negou envolvimento com o crime e afirmou: “Sou inocente e estou sofrendo com a morte de minha mãe”.
O comerciante ROBERVAL DA SILVA CAVALCANTI, o PARAÍBA, de 36 anos – apontado pela polícia como o responsável por contatar com um dos matadores, conhecido como “NEGO VITOR” – também se entregou aos policiais do DENARC, alegando inocência. Ambos tiveram prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça de VARGEM GRANDE PAULISTA. Foram indiciados na noite do dia 28 de setembro, mas não ficaram presos por causa da lei eleitoral, que só permite prisões em flagrante nesse período – encerrado hoje, às 17 horas.
O motorista do estudante de Direito, CRISTIANO BORGES FERREIRA, de 27 anos, foi o único acusado a não se apresentar e, portanto, é considerado fugitivo da Justiça. Segundo o delegado COSMO STIKOVICS, FERREIRA foi procurado pelo patrão para encontrar pessoas dispostas a matar sua mãe.

Os peritos da Aeronáutica não têm dúvidas de que o jato LEGACY enganou os controladores do vôo do CINDACTA I, em BRASÍLIA, e provocou a maior tragédia da aviação civil do País: a queda de um BOEING da GOL, na sexta-feira, dia 29 de setembro, que matou 155 pessoas. Todas as informações da Aeronáutica mostram que os pilotos americanos do LEGACY voaram com o transponder desligado – aparelho que identifica o avião no radar e integra o sistema de alerta anticolisão – impedindo que os controladores de vôo vissem os dois aviões na mesma rota e evitassem a colisão.        
Mais grave e misterioso: a Aeronáutica quer saber por que o piloto do jato não atendeu aos inúmeros chamados que a torre do CINDACTA I fez até o momento do choque. Quer saber também como, após a colisão, não só o transponder voltou a funcionar como o piloto passou a chamar a torre, narrando o choque com um objeto não identificado pelo mesmo rádio que não havia atendido até então.
Eis a história de algumas das vítimas:
KEILA BRESSAN, 31 anos, estava no vôo 1907 acompanhada do marido OSCAR DE JESUS. Os dois eram médicos e moravam e trabalhavam em MANAUS. Pretendiam visitar amigos e ir a um casamento no RIO;
MÁRIO LLERAS, 26 anos, era publicitário e viajava com sua mãe, a bióloga ÂNGELA LEITE, e o filho DANIEL LLERAS, de 5 anos. MÁRIO era divorciado e vivia com o filho em MANAUS. Eles iam passar férias em BRASÍLIA e aproveitar para visitar parentes que moram na Capital Federal;
EMANUELLE MÁRCIA DOS SANTOS, tinha 22 anos e era casada havia apenas 10 meses com o consultor de relacionamento da TIM, MAYCON MEIRELLES. Técnica do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), iria a MANAUS a serviço;
GILCLEY SILVA DA COSTA, 27 anos, morava em MANAUS. Iria à Capital Federal, onde mora a noiva ANA CAROLINA DA SILVA GOMES, para pedi-la em casamento. “É a mulher com quem quero passar o resto de minha vida, dizia GILCLEY em sua página de recados do site ORKUT;
JOÃO GRANGEIRO CALANDRINI, 18 meses. Viajava com sua mãe, a médica radiologista FABIANA GRANGEIRO CALANDRINI, de 35 anos. Os dois moravam em MANAUS e iam visitar a família de FABIANA, que mora em ESPERANÇA (PB). Eles estavam acompanhados da babá ANTÔNIA CARLA OLIVEIRA.  

Uma dupla americana conquistou hoje o Prêmio NOBEL DE FÍSICA de 2006 e dez milhões de coroas suecas (quase três milhões de reais) por olhar para o passado. JOHN MATHER, do Centro GODDARD de Vôo Espacial da NASA, e GEORGE SMOOT, da Universidade da CALIFÓRNIA em BERKELEY, descreveram com detalhes como era o universo quando bebê. O trabalho, divulgado no início da década de 1990, transformou a cosmologia de um quase achismo filosófico para uma ciência quantificada. Com isso, calcificou modelos sobre a origem de tudo que conhecemos, o BIG BANG, e deu sustentação para que esta área expandisse como o próprio Universo, com braços que se estendem à física de partículas e à busca de provas da matéria escura (responsável por 25% do universo).

Morreu o corredor australiano PETER NORMAN, medalha de prata nos 200 metros rasos nas OLIMPÍADAS de 1968. NORMAN foi figurante de um dos momentos emblemáticos do ano que nunca terminou ao ser fotografado no pódio, ao lado dos americanos TOMMIE SMITH e JOHN CARLOS, os outros vencedores da prova. Na imagem famosa, os americanos abaixam a cabeça em frente à bandeira dos ESTADOS UNIDOS e erguem os punhos enluvados na saudação típica dos PANTERAS NEGRAS, movimento que na época representava a militância negra mais radical. Simpatizante da causa anti-racista, NORMAN usou um broche de apoio aos colegas. Multado na AUSTRÁLIA por participar da politização do evento esportivo, NORMAN caiu nas graças da esquerda festiva americana. NORMAN sofreu, aos 64 anos, uma parada cardíaca, em MELBOURNE.

2 007    :       -     QUARTA-FEIRA
Há exatos 50 anos, no dia 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou sem alarde o SPUTNIK 1 e deu início oficialmente à corrida com os Estados Unidos pela supremacia espacial.
O primeiro satélite artificial era apenas uma esfera de metal, pouco maior do que uma bola de basquete, com antenas que transmitiam sinais de rádio. Mas carregava com ela 40 anos de pesquisa aeroespacial e as primeiras linhas de um novo capítulo da história da humanidade.
O feito teve repercussão em todo o mundo, inclusive no BRASIL. A população seguiu atentamente as análises e notícias veiculadas pela imprensa durante a missão. Radioamadores acompanharam o bip bip emitido pelo satélite por 22 dias, o tempo que durou sua bateria.
Em território americano, o SPUTNIK provocou o medo de que uma guerra real fosse deflagrada. Nas NAÇÕES UNIDAS, um tenso jogo de poderio tecnológico e militar era travado em discursos com múltiplos sentidos e demonstrações de poder – a que serviu o SPUTNIK. Em locais opostos do mundo, cientistas começaram a acelerar o passo.Em questão estava a conquista do espaço. A segunda jogada foi dada também pelos soviéticos. Menos de um mês depois, o SPUTNIK 2 – maior e mais pesado – chegou ao espaço. E, num golpe de mestre, com a cadela LAIKA a bordo. Em 1957, apenas ESTADOS UNIDOS e UNIÃO SOVIÉTICA detinham a tecnologia espacial, parte dela desenvolvida ao longo da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
Havia boa parcela de descrédito sobre ser possível vencer a gravidade e a atmosfera, inclusive entre cientistas. Imaginava-se que o homem demoraria ainda décadas para chegar ao espaço.
Na ocasião, EISENHOWER lançou então o que se tornou conhecido nas décadas seguintes como “corrida espacial”.
A GUERRA FRIA e o estabelecimento do ANO GEOFÍSICO INTERNACIONAL, entre 1957 e 1958, impulsionaram ainda mais as pesquisas. A UNIÃO SOVIÉTICA saiu na frente pela tradição na área, que começou com o trabalho pioneiro do professor K. E. TSIOLKOVSKY (1857-1935).
Ele propôs os princípios da viagem espacial e desenhou foguetes com estágios múltiplos, uma estratégia usada até hoje.

Depois dos nossos últimos compromissos pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos ter uma quarta-feira de relativa calma. Almoço com os oficiais do MMDS, como é de praxe. Discutimos a problemática da sujeira no senado. Ninguém sabe como isso irá acabar. Ali, dificilmente será feito qualquer ato honesto. Continua presidindo a Casa enlameada RENAN CALHEIROS.
MILTON GONÇALVES, principal articulador da incubadora KHRONOPEDIA, foi ontem, depois da solenidade no OBELISCO, até a Assembléia Legislativa. Conversou com os responsáveis com a TV ASSEMBLÉIA no sentido de produzir matéria com o coral do Corpo Musical da PM, principalmente no canto do PARIS BELFORT, para ser colocada na KHRONOPEDIA. Preciso entrar em contato com o Corpo Musical a fim de preparar o coral para essa finalidade.
CORONEL MENDES passa correndo pela Sociedade e vai para o GRANDE ORIENTE. GINO, CORONEL ARY CANAVÓ e TENENTE GONÇALVES são os únicos que passam pelo MMDC.
Os bombeiros mandam mais empreiteiras estudarem a situação da Sociedade e parece que estão mesmo levando a sério uma reforma a médio prazo.
Recebo um telefonema da cidade de SANTOS DUMONT – MG. A pessoa encarregada de nos recepcionar em 10 de outubro quer saber detalhes de nossa chegada em JUIZ DE FORA. Iremos ficar alojados num quartel até o momento da solenidade de recepção da Medalha. Depois, faremos um passeio pelos lugares históricos.
Tomo conhecimento do falecimento de um ex-combatente de 1932, aos 96 anos, JÚLIO GUIDO TRALDI.
Emocionado com a outorga da Medalha “PEDRO DE TOLEDO”, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, assim se expressa por escrito:
SÃO PAULO, 03 DE OUTUBRO DE 2007
SENHOR PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC CAP Ref COMBATENTE DE 1932, GINO STRUFFALDI
     Permita-me que não use a tecnologia do computador e sim o manuscrito como dos documentos históricos dos tempos passados.
     Assim sendo, consultei os meus sentimentos para relembrar vivamente o dia em que eu cheguei nessa bondosa cidade, vindo de tão longe.
     Isso aconteceu às 14 horas do dia 25 de janeiro de 1966, num dia de sol trepidante que irradiava a alegria dos paulistanos que comemoravam o seu aniversário.
     Quis o destino que eu viesse morar perto do CPOR-SP, no qual foi escrita a carta que propiciou a independência do Brasil, onde freqüento nos seus eventos.
     Neste contexto, é que cumpro o dever de agradecer a “SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC” a outorga da Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” à minha pessoa, através da centenária “ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO” – ACSP – a quem me dedico,associativamente,  mais de 25 anos.
     Bem como todos aqueles que distribuíram partes de seus valores a minha pessoa, indicando-me para receber tão grande honraria, sabendo do pouco que tenho e do pouco que dou.
     Todavia, a importância de seus gestos para comigo, jamais serão qualificados por minhas palavras, tamanha a gratidão que sinto.
     Pois quando recebi a valorosa carta de indicação da medalha, li para a minha esposa e para o meu casal de filhos que são paulistanos. Sentimos o valor da distinção em família, que somente aquele momento pode falar.
     E para completar, recebi a imposição da medalha junto com os demais homenageados, diante das mais expressivas autoridades de São Paulo e do Brasil. É um ato muito comovente, pois lembramos um passado de lutas, olhamos para o futuro e indicamos a construção de um Brasil melhor.
    Muito obrigado a todos.
HELIODORO PEREIRA DE SÁ
Comissão Cívica e Cultural da ACSP

Saio mais cedo do MMDC, retornando para GUARULHOS numa tarde que começa a esfriar novamente.

Em época de vacas magras, qualquer coisa alegra os corintianos. A ponto de o 1 a 1 com o FLUMINENSE, nesta noite, no MARACANÃ, ter sido comemorado como goleada. O resultado colocou fim à série de cinco derrotas seguidas e reascendeu a esperança da equipe em fugir do rebaixamento à Série B do nacional.
A vitória caiu do céu para o SANTOS, nesta noite, em pleno MINEIRÃO. Com um gol de cabeça de ADAÍLTON, no último segundo de jogo, o PEIXE derrotou o CRUZEIRO por 1 a 0 e quebrou um longo jejum como visitante. Os santistas não venciam fora de casa desde o dia 26 de agosto, quando golearam o lanterna AMÉRICA –RN, em NATAL. Com o resultado, o time pulou para o terceiro lugar, com 48 pontos.
Os jogadores do PALMEIRAS conseguiram cumprir à risca o plano do técnico CAIO JÚNIOR e venceram o NÁUTICO por 2 a 1, no PALESTRA ITÁLIA.
OUTROS RESULTADOS: SPORT 4 x GOIÁS 0; VASCO 0 x JUVENTUDE 1; GRÊMIO 2 x ATLÉTICO MINEIRO 2; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x BOTAFOGO 0.

Médicos, funileiros, comerciantes e empresários podem fazer parte de um esquema para fabricação e venda de próteses ortopédicas falsificadas, feitas com sucatas, em todo o país. A baixa qualidade pode gerar a rejeição do corpo ao produto e até levar a pessoa que o usa à morte.
Hoje, a Polícia Federal desencadeou nos estados de SÃO PAULO, PARANÁ, PERNAMBUCO e MARANHÃO a “Operação METALOSE” para desarticular a quadrilha. Quatro pessoas na região de CAMPINAS e uma próximo de JUAZEIRO, foram presas em flagrante.
O grupo agia há pelo menos quatro anos em todos os ramos do mercado de próteses. A PF não revelou quantas pessoas já foram vítimas, mas disse que há casos de usuários de prótese que tiveram membros amputados e até morreram de infecção causada pelo produto. O lucro do esquema chegava a até cem vezes o custo do produto falsificado.

Dois delegados foram convocados à Corregedoria da Polícia Civil, hoje à tarde, para prestar esclarecimentos sobre supostos envolvimentos em seqüestros de criminosos ligados ao traficante colombiano JUAN CARLOS RAMÍREZ ABADÍA. Os delegados PEDRO LUÍS PÓRRIO, da 5ª Seccional (Leste), e IRANI GUEDES BARROS, afastado do 34º DP (MORUMBI), também são investigados pelo Ministério Público.

A atriz GISELLE ITIÉ levou um susto na noite de terça-feira, dia 2 de outubro, véspera de seu 26º aniversário. Durante o treinamento para o quadro “DANÇA NO GELO”, do programa DOMINGÃO DO FAUSTÃO, da Rede GLOBO, ela caiu e bateu violentamente com o rosto na pista de patinação no gelo. O choque foi tão forte que GISELLE teve traumatismo craniano e facial – mas não houve danos neurológicos.
Internada no Hospital BARRA D´OR, na BARRA DA TIJUCA, na zona oeste do RIO, a atriz está consciente e passa bem.

Nesta quarta-feira, GILBERTO BRAGA abriu seu apartamento em IPANEMA, no RIO, para festejar o sucesso da novela PARAÍSO TROPICAL. O jantar oferecido pelo autor reuniu, além do elenco, diretores e produtores do folhetim. WÁGNER MOURA foi acompanhado da mulher, a fotógrafa SANDRA SALDADO, assim como CAMILA PITANGA, que chegou ao lado do marido CLÁUDIO AMARAL PEIXOTO. DÉBORAH SECCO e SÉRGIO MARONE, que fizeram participações especiais na trama, se juntaram a colegas de elenco com VERA HOLTZ, YONÁ MAGALHÃES, FERNANDA MACHADO e BETH GOULART.
A atriz FERNANDA MACHADO confirmou nesta quarta-feira que seu namoro de dois anos com o ator JORGE PONTUAL chegou mesmo ao fim. Os dois circularam sozinhos na pré-estréias que aconteceram durante o Festival de Cinema no RIO, nas últimas semanas.

O mundo pode nunca saber se a princesa DIANA estava grávida quando morreu ao lado de seu namorado, DODI AL-FAYED, durante um acidente em alta velocidade em PARIS, revelou hoje o inquérito sobre o caso. O pai de DODI, MOHAMED AL-FAYED, dono da luxuosa butique HARRODS, em LONDRES, afirma que o casal foi morto em 1997 por forças britânicas de segurança, sob as ordens do marido da rainha ELISABETH e ex-sogro de DIANA. FAYED garante que a família real ordenou as mortes, porque a princesa estaria grávida e planejava se casar com seu namorado islâmico.
Ao concluir suas observações iniciais no segundo dia do inquérito, o lorde de Justiça SCOTT BAKER afirmou: “É provável que a gravidez seja uma questão que não poderá ser provada de uma forma ou de outra em termos científicos neste caso.”

O embaixador da POLÔNIA no IRAQUE, EDWARD PIETRZYK, foi ferido hoje numa ousada emboscada em BAGDÁ. Um de seus guarda-costas poloneses e outras duas pessoas morreram. Insurgentes detonaram três bombas na passagem do comboio e depois abriram fogo contra os veículos.
A comitiva do GENERAL PIETRZYK, que era comandante das forças polonesas no IRAQUE antes de ser nomeado embaixador, foi atacada em KARRADA, um bairro de maioria xiita considerado um dos mais seguros da capital.

Médicos cubanos restauraram a visão do soldado boliviano que executou, há 40 anos, o guerrilheiro cubano-argentino ERNESTO CHE GUEVARA, o que transformou o militar num improvável garoto-propaganda dos ideais revolucionários.
MÁRIO TERÁN entrou para a história como o jovem sargento do Exército escolhido para executar o líder guerrilheiro capturado em 9 de outubro de 1967, o que o transformou num vilão para aqueles que veneravam CHE. Quase quatro décadas depois, o algoz, já idoso e aposentado, foi operado de catarata graças a um programa médico comandado pelos cubanos. A massificação desse tipo de cirurgia é considerada um exemplo dos benefícios da revolução socialista de CUBA.
O desfecho irônico do papel de TERÁN num dos grandes dramas do século XX foi revelado no ano passado, quando seu filho escreveu uma carta para o jornal de SANTA CRUZ DE LA SIERRA “EL DEBER” agradecendo aos médicos cubanos.

Nasceu nesta quarta-feira, em LOS ANGELES, o segundo filho do ator NICK NOLTE, de 66 anos. O bebê é a primeira filha do ator com a britânica CLYTIE LANE. NOLTE já tem um filho de 21 anos, BRAWLEY.

2 008      :       -     SEXTA-FEIRA
O Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Dez, Cel PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para as cerimônias de Passagem de Comando do Policiamento de Área Metropolitana Dez e Inauguração do retrato do Cel PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA, na Galeria de Comandantes do CPA/M-10.
DATA: 03 de Outubro de 2008
Horário: 10:00 h
Local: Comando de Policiamento de Área Metropolitana Dez
            Rua Dr Rubens Gomes Bueno, 231 – Santo Amaro – São Paulo

Sem condução não dá para ir até SANTO AMARO. Gostaria de assistir a posse do antigo comandante do 2º BPChq, agora CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO. Foi classificado no CPA/M-10. Relembro que fato parecido aconteceu comigo em fevereiro de 1988. Promovido a CORONEL PM, também no comando do 2º BPChq, fui classificado no CPA/M-1. É marcante o primeiro comando como coronel.

Pública o DIÁRIO DE São Paulo nesta sexta-feira: ADVOGADO DE FILHOS DO CORONEL DIZ QUE JUIZ PRIVILEGIOU CARLA. VICENTE CASCIONE afirma que família da vítima está inconformada com decisão.
O advogado VICENTE CASCIONE, que representa os filhos do CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES, afirma que CARLA CEPOLLINA, ex-namorada do oficial, que foi inocentada da acusação de matá-lo, teve tratamento privilegiado na Justiça. “Ela tem dupla cidadania e, mesmo respondendo a um processo, recebeu o passaporte italiano em fevereiro. Eu e o promotor só soubemos um mês depois, porque o juiz não nos enviou ofício informando sua decisão”, reclama.
CASCIONE diz que vai entrar com representação no Conselho Nacional de Justiça contra o juiz do caso, ALBERTO ÂNDERSON FILHO, do 1º Tribunal do Júri. “Assinalei todas as provas que havia contra CARLA no processo, mas o juiz as ignorou, fez pouco caso de tudo, e optou por pautar a sua sentença justamente pelo lado oposto, o que causou muita estranheza”.
Em sua sentença, o magistrado afirma que não há indícios para levá-la a júri. O juiz ALBERTO ÂNDERSON FILHO – o mesmo que condenou SUZANE VON RICHTHOFEN, a 39 anos de prisão – não quis se manifestar sobre o caso.
MOMENTO CERTO
O advogado diz que não falou a respeito da entrega do passaporte antes porque, segundo ele, não era o momento certo. “Preferi esperar a hora oportuna. Se CARLA viajasse para a ITÁLIA, a denunciaria e ela seria presa. Se ficasse no país, diria aos jurados, durante o julgamento, que teve tratamento VIP (importante)”, explica.
Quando foi denunciada pelo Ministério Público, por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, CARLA apresentou-se em juízo e entregou os passaportes brasileiro e italiano. CASCIONE afirma que os três filhos do coronel estão inconformados com a decisão, porque não acreditam no envolvimento de uma terceira pessoa no crime. “O caso é semelhante ao da menina ISABELLA (que foi atirada da janela). E o casal NARDONI está preso, apesar de haver menos indícios contra ele do que no caso UBIRATAN”.
O promotor JOÃO CARLOS CALSAVARA afirma que aguarda apenas receber a comunicação formal da decisão do juiz para entrar com recurso no Tribunal de Justiça. “Tenho cinco dias para me pronunciar. Estou convencido de que há elementos e indícios suficientes no processo para levar CARLA a julgamento”.
MÃE CONTESTA AS DECLARAÇÕES
A advogada LILIANA PRINZIVALLI, mãe de CARLA CEPOLLINA, diz que o inconformismo do advogado VICENTE CASCIONE começou no interrogatório da ex-namorada do coronel, em 25 de setembro de 2006, no DHPP. “CASCIONE ignorou o artigo 14 do Código de Processo PENAL, que determina que todo advogado apresente a procuração antes de participar do inquérito, sugerir, fazer parte de diligências, ou juntar petições. Ele não só não tinha (a procuração), como se apresentou sem carteira de advogado, indispensável para o ato.
LILIANA afirma que quem exigiu os documentos foi ela e, quando CASCIONE alegou não ter, o mandou sair da sala. Segundo diz, os quatro delegados e o promotor não haviam exigido nada até então. Só depois um deles,diante de sua insistência, pediu a CASCIONE para agir dentro da lei. Na época, o advogado era deputado estadual. “PORTANTO, QUEM TEVE TRATAMENTO DIFIRENCIADO foi ele”.
A mãe de CARLA contesta a representação que CASCIONE quer fazer contra o juiz no Conselho Nacional de Justiça. “O CNJ trata de assuntos administrativos, não é muro de lamentações nem provedor da incapacidade das partes. Certamente o presidente do órgão se surpreenderá com inusitada representação contra um juiz.”

Já o caderno CIDADES/METRÓPOLE, de “O ESTADO” publica uma entrevista com CARLA CEPOLLINA – “QUERO VOLTAR A FAZER COISAS. ESPERAR QUE ME ESQUEÇAM”. CARLA CEPOLLINA diz que seu nome e da família foram “à lama”; para DHPP, ela ainda é a única suspeita de matar coronel. Essa entrevista é da repórter MARICI CAPITELLI.
Para o delegado MARCOS CARNEIRO LIMA, diretor da Divisão de Homicídios da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), não há outro suspeito para a morte do coronel UBIRATAN GUIMARÃES, em setembro de 2006, que não a advogada CARLA CEPOLLINA. Anteontem, o juiz ALBERTO ÂNDERSON FILHO, titular do 1º Tribunal do Júri de São Paulo, determinou que ela não vai a júri popular. Tecnicamente foi impronunciada. Na sentença, o magistrado diz que “os indícios contra ela não eram suficientes” e que “canalizaram a investigação apenas em cima dela”. “Em momento algum questionou-se acerca da possibilidade de o autor do disparo ser uma terceira pessoa”.
“Se existe um autor do crime, esse autor continua sendo a senhora CARLA. Há vários indícios e toda a prova leva a ela”, afirma LIMA. Para ele, a falta de testemunha presencial não é um dado fundamental. “Se fosse assim, todos os casos de homicídios sem testemunha ficariam impunes.” Ele ressaltou que a investigação passou pelo crivo do MP, que ofereceu denúncia e não encontrou nenhum problema no inquérito.
Uma das advogadas de defesa de CARLA, ANA LÚCIA PENON, afirmou que o Ministério Público poderá entrar com um recurso para reverter a decisão do juiz. Nesse caso, a defesa se manifestará novamente. “Ficou clara a fragilidade de provas contra ela. A CARLA foi eleita como suspeita por ser a namorada do coronel”. No primeiro dia sem pendências judiciais, justamente quando se completaram 16 anos do massacre do CARANDIRU, que deixou 111 mortos e marcou a carreira de UBIRATAN, CEPOLLINA foi a uma igreja perto de sua casa, na zona sul, e passou o dia atendendo telefonemas com cumprimentos. Amanhã, ela completa 42 anos.
Em seguida, o jornal publica a entrevista de CARLA com a repórter MARICI CAPITELLI, que não vai interessar transcrever em minhas memórias.

No FÓRUM DOS LEITORES, vamos encontrar a carta de NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
CONSTITUIÇÃO CIDADÃ
Parabéns pelo caderno 20 Anos de Constituição(2/10). Ao implantar os princípios democráticos depois de longa ditadura militar, a Constituição Cidadã tornou-se marco fundamental dos direitos humanos no País. A partir dessa data, as mulheres passaram a sentir-se cidadãs com direito à igualdade na educação, participação na vida política e acesso ao emprego. O sentimento feminino de plena cidadania ocorreu em 1988, 156 anos após a primeira denúncia feminista de NÍSIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTO (1810-1885), 55 anos após a eleição de CARLOTA PEREIRA DE QUEIRÓS,a  primeira constituinte e deputada federal do BRASIL (1934), e 40 anos após o País ter assinado a Declaração dos Direitos Humanos (1948), documento traduzido em 360 línguas pela ONU. Que este vento de reformas em defesa da igualdade e da justiça continue a soprar em benefício dos direitos civis, políticos e sociais de todos os brasileiros.      

Desencontros de datas, transgressões estatutárias, desarmonia entre membros da Diretoria da Sociedade Veteranos de 32-MMDC deixam-me desanimado nesta sexta-feira. Marcaram (núcleo de GUARULHOS) uma solenidade numa loja maçônica na Rua SÃO JOAQUIM, não me convidaram, fizeram um programa que desconhecemos, para esta data, à noite. Haverá entrega de medalhas (os nomes dos que vão receber a honraria foram escolhidos pelo núcleo e levados diretamente para o CORONEL MENDES) e até agora não sei quais serão as pessoas agraciadas. São jogos em faixa própria, e o conjunto sofre. Dá idéia de bagunça, de falta de direção dos dirigentes da Entidade. Não pretendo ir nessa solenidade, pois dá idéia de que minha presença não agradaria.
Vou para a Sociedade bastante contrariado. Compareço diariamente no MMDC e os próprios companheiros “esquecem-me”. Mas o presidente GINO não é culpado, pois ele delegou para nós as missões da Sociedade. Hoje ele comparece no MMDC para ser entrevistado por estudantes da UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL. Contamos com a visita do TENENTE PM ANÍSIO, que me traz atualizadas as listas de oficiais superiores e capitães da PMESP. Isso ele me faz periodicamente.
ROMAGNOLI e JANAÍNA comparecem nesta tarde e se vê que também não estão contentes com o “andar da carruagem” na Diretoria Executiva. Marcamos o dia 10 de outubro para reunião da Diretoria. Nesse mesmo dia, também teremos entrega de medalhas no CSM/MTel. Como secretário não sabia disso. Não fui consultado se podia ou não ser usada essa data para que se realizasse esse evento. Também não sei os nomes das pessoas que serão condecoradas. O presidente GINO demonstra, após a palestra com os estudantes, uma certa apreensão pelas coisas erradas que estão acontecendo. Há mesmo uma certa altercação com o ROMAGNOLI, com relação ao núcleo de GUARULHOS. O presidente desconhecia que hoje à noite seriam entregues medalhas na loja maçônica da Rua São Joaquim. Estava ele crente que ele compareceria para fazer uma palestra. O MENDES não comparece na Sociedade nesta tarde e já deixou bem claro que não poderá ir nesta noite na solenidade programada pelo núcleo de GUARULHOS.
Por volta das 17 horas, deixo o MMDC. As coisas não vão bem. As pessoas não se entendem. Cada um acha de fazer aquilo que quer e a Diretoria não fica sabendo do que está acontecendo. Tudo isso precisa ficar esclarecido na reunião marcada para dia 10 próximo.
COLOMBO deixou-me um DVD com imagens da UNIFESP e também de sua família. O computador da Sociedade não permite abrir o disco. Vai ficar para ver as imagens em casa, nesta noite. MARINEI fornece-me a lista das pessoas que irão ser condecoradas nesta noite, numa loja maçônica, por iniciativa do núcleo de GUARULHOS.

 

 

Engenheiro

EDUARDO KAIRALLA FILHO

Sd PM
EUCLIDES CACHIOLI DE LIMA
Sd PM
SAMIR FELIPE DE SOUZA
Cb PM
EDUARDO SORBO
2º Tenente PM
JEFFERSON CARVALHO SALES
Sd PM
MICHEL RIBEIRO PAES LANDIM
Doutor
RODRIGO FERREIRA CAPELLA FILHO
Farmacêutico
CARLOS EDUARDO MORALES
Sd PM
ADRIANO FELIX DA SILVA
Três pessoas morreram e, outras seis ficaram feridas, em um engavetamento no km 59 da VIA DUTRA, em JACAREI, no início da madrugada de hoje. Dois caminhões e quatro automóveis se envolveram no acidente, que ocorreu cerca de cinco minutos depois da meia-noite. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a roda de um caminhão-baú se soltou e fez um dos veículos frear bruscamente, provocando um engavetamento no sentido RIO da DUTRA, porque o outro caminhão, que levava uma carga de ovos, não conseguiu parar. Em um dos automóveis estava um casal de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – RAQUEL SUELI DE OLIVEIRA, de 43 anos, e CLÁUDIO CÉSAR GUEDES, de 42 – que morreu na hora, prensado nas ferragens. O caminhoneiro, VALDEVINO GILBERT, de 34 anos, que conduzia o caminhão com placas da cidade de BASTOS, que levava ovos, também morreu. A carga de uma das carretas se espalhou pela pista e provocou um congestionamento de cerca de cinco quilômetros por mais de quatro horas.

Às vésperas da eleição, a recarga do bilhete único sofreu um apagão, durante todo o dia de hoje, nos postos do METRÔ e da SPTRANS, e em parte das lotéricas da capital. Os usuários foram pegos de surpresa e ficaram confusos. O problema começou logo cedo, às 8 horas. Às 21 horas ainda não tinha sido encontrada a pane no sistema de recarga na estação TRIANON-MASP do Metrô. O defeito poderá continuar no sábado, em alguns pontos da cidade. Muitos passageiros perderam o desconto da integração e tiveram que pagar com dinheiro as passagens. Outros recorreram às lotéricas lotadas.

O candidato a prefeito de TABOÃO DA SERRA, FERNANDO FERNANDES, foi alvo de atentado nesta madrugada, no bairro do PARQUE ASSUNÇÃO. A casa dele foi alvejada com vários disparos. FERNANDES estava no local, com a mulher, a deputada estadual ANALICE FERNANDES e um filho do casal, de 22 anos. Ninguém ficou ferido. O crime aconteceu um dia após a Justiça Eleitoral da cidade cassar a candidatura à reeleição do prefeito da cidade EVILÁSIO FARIAS. A juíza FLÁVIA CASTELLAR OLIVÉRIO, da 324ª Zona Eleitoral, julgou procedente a denúncia feita por FERNANDES, de que o prefeito teria usado a máquina pública em sua campanha. O prefeito vai disputar a eleição, pois ainda cabem recursos judiciais.

O prefeito de PIRAPORA DE BOM JESUS, RAUL BUENO, sofreu um atentado hoje pela madrugada, logo após deixar a sede da prefeitura. Ele teve o carro atingido por dois disparos quando voltava para sua residência, no bairro do SIDARTA, zona rural do município. O prefeito não ficou ferido e ninguém foi preso.

O jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES, condenado por matar sua ex-namorada, a jornalista SANDRA GOMIDE, foi condenado também a pagar 83 mil reais de indenização para o pai dela e 83 mil reais para a mãe pelo abalo moral causado, informa a revista CONSULTOR JURÍDICO. A decisão é da juíza MARIELLA FERRAZ DE ARRUDA NOGUEIRA, da 39ª Vara Cível de São Paulo. Ainda cabe recurso. A juíza ainda manteve parte do bloqueio dos bens de PIMENTA para “salvaguardar terceiros de boa-fé”.

O delegado JOSÉ ROBERTO PLAZIO, de 55 anos, matou ontem à noite JÉFERSON FERREIRA DA SILVA, de 18 anos, ao reagir a um assalto no CAMPO LIMPO, zona sul da capital. PLAZIO, plantonista do 37º DP, voltava para casa de carro, quando foi abordado por SILVA e outro rapaz, numa moto. O delegado diz que só reagiu porque SILVA atirou. O tiro do assaltante atingiu o vidro do carro. SILVA morreu no hospital. O comparsa fugiu de moto.

Desde que foram presos pela última vez, em 7 de maio deste ano, ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ não receberam a visita dos filhos PIETRO, de 3 anos, e CAUÃ, de 1. O pai está recolhido na Penitenciária DOUTOR JOSÉ AUGUSTO SALGADO, em TREMEMBÉ, no VALE DO PARAÍBA. A mãe, na Penitenciária SANTA MARIA EUFRÁSIA PELLEITER, na mesma cidade. O casal é acusado de matar a menina ISABELLA NARDONI, de 5 anos. O crime ocorreu na noite de 29 de março no prédio em que eles viviam, na VILA ISOLINA MAZZEI, na zona norte da capital. Hoje, o jornal FOLHA DE SÃO PAULO divulgou informações de que, por determinação da Vara da Infância de GUARULHOS, na Grande São Paulo, as crianças foram proibidas de visitar os pais na prisão. A Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo confirma a existência de um procedimento, instaurado a pedido do Ministério Público Estadual, mas não revela se houve decisão a respeito nem o teor dela. Procurados, o juiz DANIEL ISSLER e a promotora RENATA GONÇALVES DE OLIVEIRA, ambos da Vara da Infância de GUARULHOS, também não quiseram se manifestar, alegando que o processo corre em segredo de Justiça.
Um funcionário da penitenciária onde NARDONI está detido afirmou hoje ao ESTADO que os filhos jamais visitaram o pai. O advogado RICARDO MARTINS, um dos três defensores do casal, também se recusou a comentar a notícia. Já o advogado MARCO POLO LEVORIN, também integrante da banca de defesa de NARDONI e ANNA CAROLINA, confirmou a proibição. Para a psicóloga ELIANA RIBERTI NAZARETH, especialista em psicanálise infantil, é recomendável que, nesses casos, as decisões judiciais sejam antecedidas de uma avaliação psicológica das crianças.  “Se elas estiverem bem, é conveniente que se adie a visita, mesmo porque prisões são ambientes estranhos e hostis”, explica. “Mas caso os filhos sintam falta dos pais, esse contato deve ser feito com o acompanhamento de um psicólogo, a fim de orientar e minimizar eventuais traumas”.    

A história do cinema PAISSANDU, localizado no FLAMENGO, zona sul do RIO, chegou hoje a um final feliz. Fechado há um mês, quando o grupo Estação Botafogo anunciou que não tinha condições de continuar administrando o cinema sem um patrocinador, o PAISSANDU foi tombado pelo prefeito CÉSAR MAIA como patrimônio cultural da cidade. Inaugurado em dezembro de 1960, o PAISSANDU é o único cinema brasileiro que carrega na sua história a façanha de ter ajudado a formar uma geração de cinéfilos. Em seu auge, entre os anos 1965 e 1970, em plena ditadura militar, jovens lotavam as salas para ver o último filme de GODARD, TRUFFAUT  e de jovens cineastas do cinema novo, como GLAUBER ROCHA. Em 1990, já dando prejuízo, foi arrendado pelo grupo Estação.  

O piloto brasileiro HÉLIO CASTRONEVES, duas vezes campeão das 500 Milhas de INDIANÁPOLIS, está numa enrascada. Ele corre o risco de ser condenado até 35 anos de prisão pelos crimes de fraude ao fisco americano e evasão de divisas. CASTRONEVES está sendo processado por seis casos de evasão fiscal, de 1999 a 2004. A pena prevista é de cinco anos para cada ano de sonegação, e mais cinco anos pelo crime em si. A sentença pode chegar a 35 anos de cadeia.
Hoje, o piloto compareceu a uma audiência no Tribunal Federal de MIAMI com algemas nas mãos e correntes nos pés e chorou muito. CASTRONEVES pagou fiança de 10 milhões de dólares para responder ao processo em liberdade, mas está proibido de deixar o país. O caso será julgado no prazo de 90 dias. KATIUCIA, irmã do piloto, e o advogado ALLAN MILLER, que também estavam sendo processados, foram liberados das acusações, mas tiveram que pagar fianças de, respectivamente, 2 milhões e 250 mil dólares. MARK SEIDEN, outro advogado de CASTRONEVES, informou que seu cliente vai participar amanhã da etapa de ATLANTA da AMERICAN LE MANS SERIES.

Tendo sobrevivido ao debate de ontem com o senador JOSEPH BIDEN e amenizado parte dos comentários sobre suas capacidades básicas para exercer a vice-presidência, a governadora SARAH PALIN permite agora que o candidato presidencial republicano, JOHN McCAIN, abandone a posição defensiva em relação a ela, deixando-o livre para concentrar-se nos outros problemas que assombram sua campanha. Faltando um mês para as eleições, McCAIN enfrenta um ambiente duro, como ele próprio reconheceu horas antes do debate.

A Câmara de Representantes dos ESTADOS UNIDOS aprovou hoje o pacote de resgate do sistema financeiro, por 263 votos a 171. Mas o resultado, ao contrário do que se poderia esperar, não animou a Bolsa de Valores de São Paulo, que subia 4% antes da aprovação e viu o movimento de alta refluir, para fechar em queda de 3,53%. A BOVESPA seguiu a tendência das bolsas americanas: o índice DOW JONES recuou 1,5% e o NASDAQ, 1,48%. As repercussões do mercado ao pacote americano já levam o governo brasileiro a estudar a utilização das reservas internacionais para abrir linhas de financiamento no exterior para os exportadores, em valor entre 5 bilhões e 10 bilhões de dólares.

Um menino de sete anos invadiu a área protegida de um zoológico, matou com uma pedra vários répteis e deu outros, vivos, de alimento a um crocodilo de três metros de comprimento e 200 quilos. As câmeras de segurança do Centro Réptil da cidade de australiano ALICE SPRINGS registraram os 35 minutos de ação do garoto, inclusive a sua cara de excitação ao assistir ao crocodilo, TERRY, comer um lagarto de língua azul. Ele matou pelo menos 13 animais, o que causou um prejuízo de 7 mil dólares à administração do local.
Uma tartaruga, quatro lagartos de língua azul, dois dragões-barbudos, dois diabos-espinhosos e um iguana de 20 anos e de 1,8 metro de comprimento foram jogados pelo garoto como alimentos para TERRY. Em um dos casos em que os animais foram mortos, o garoto bateu em um lagarto diversas vezes com uma pedra até o animal não resistir mais.   

2 009      :      -    SÁBADO
MANOEL RUBINHO, marido de CARMEM VICENTINA, minha prima, faleceu ontem à tarde, num hospital em SAPOPEMBA, depois de mais de vinte dias internado. Diabetes, colesterol alto, Mal de Alzhaimer, pneumonia, enfim, falência múltipla dos órgãos levaram o MANOEL a óbito, aos 73 anos (completaria 74 em 1º de dezembro). Está sendo velado na Santa Casa de Misericória de GUARULHOS.
O SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até esse local. Ali, em ambiente constrangedor, vou encontrar a CARMINHA, a INÊS (viúva do MOACIR, irmão da CARMINHA), suas filhas e vários irmãos do MANOEL, inclusive o RAFAEL (o caçula, que logo é conhecido pelo JOÃO GOMES, pois são companheiros de uma bocha que existe na VILA BARROS). O interessante é que depois de longos anos ficamos sabendo que o RAFINHA (como é conhecido) é irmão do MANOEL. Pessoas da família que não via há anos estão presentes. Algumas somente encontramos por ocasião do velório de tia COTA e outras no velório do MOACIR. Durante horas desta manhã passamos conversando com elas, principalmente a INÊS e a sua filha CARINA, que montou na Internet uma “árvore genealógica” da família. Eu mandei vários e-mails informando dados de parentes para que ela colocasse nesse seu trabalho meticuloso e extenso.
Depois das 13 horas começo a sentir dores do lado esquerdo e nas pernas. Prefiro regressar ao meu lar, pois poderia ficar pior. Assim é que não fico para o enterro, marcado para 14 horas.
Passo um sábado difícil. Não me sinto bem de saúde. O falecimento do MANOEL contribui para esse estado de desânimo. Até a leitura dos jornais e o trabalho rotineiro no computador ficam prejudicados.       

Leio o jornal da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP e vejo o projeto de um “ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO – AMESP – e não gostei. Parece até que está se criando uma nova Associação. Na verdade vai se trocar a sigla da Associação e descaracterizá-la completamente. Para tratar da Reforma do Estatuto da Entidade está sendo marcada uma Assembléia Geral Extraordinária para dia 15 de outubro. O edital de convocação da Assembléia está assinado pelo CORONEL PM Ref HERMES BITTENCOURT CRUZ, Presidente da AORRPM. Amanhã redigirei um documento repudiando essa medida.

Na Internet leio o DIÁRIO OFICIAL. Está passando para a reserva o TENENTE CORONEL PM GILSON DE ABEDORAL  BEXIGA, do CSM/AM
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, e vencimentos referentes às Leis  Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.065/08, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 90874-6 Gilson de Abedoral Bexiga -CSM/ AM, (TLTS e FRCTS DP-1.831/09 - Pr. 30.838/09). Ele nasceu no dia 22 de dezembro de 1956. Entrou para a PMESP em 19 de julho de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 24 de maio de 1987; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 15 de dezembro de 2003; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2007.
O CORINTHIANS falava em jogo crucial para as pretensões do time no Campeonato Brasileiro. Campeão paulista e da Copa do Brasil, imaginava estender o prazo de validade da desejada tríplice coroa com uma vitória hoje sobre o ATLÉTICO – PR, no PACAEMBU. No entanto, a volta ao palco em que fora goleado pelo GOIÁS, duas rodadas atrás, nada teve de empolgante. Perdeu por 3 a 1 e viu caducar a esperança de faturar sua terceira taça na temporada. Continua em 9º lugar, a 12 pontos do líder PALMEIRAS.
O ATLÉTICO MINEIRO bateu o BARUERI por 2 a 1, no MINEIRÃO, e assumiu vaga no G-4, com 47 pontos. No ABC, o SANTO ANDRÉ estreou a camisa amarela e conseguiu fôlego na briga para não cair ao vencer o VITÓRIA por 1 a 0. O time tem 28 pontos, fora da zona do descenso.  

Mesmo jogando com um time misto, a seleção brasileira fechou hoje sua participação na fase de grupos do Mundial Sub-20 com uma vitória por 2 a 1 sobre a AUSTRÁLIA. Os gols brasileiros foram marcados por PAULO HENRIQUE, DOUGLAS COSTA e CIRO, com MOOY descontando para a AUSTRÁLIA. Agora o BRASIL pega o URUGUAI na quarta-feira, dia 7, pelas oitavas de final.

A Polícia Federal indiciou hoje dois suspeitos de fraudarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): o empresário LUCIANO RODRIGUES e o DJ GREGORY CAMILLO DE OLIVEIRA CRAID. A PF está convencida do envolvimento de ambos na trama do vazamento das provas. O exame foi cancelado no dia 1º de outubro, depois que o ESTADO avisou o Ministério da Educação (MEC) que havia tido acesso ao caderno de questões.
RODRIGUES e GREGORY foram ouvidos nesta tarde na superintendência da PF em SÃO PAULO e liberados. A polícia não vê necessidade de pedir a prisão dos dois. GREGORY afirmou à PF que teria sido FELIPE PRADELLA quem obteve os exames e os repassou a ele. O plano era vender os documentos “para repórteres” e “levantar um dinheiro”. GREGORY tentou vender o ENEM à reportagem do ESTADO e fez os contatos telefônicos. Trabalha como DJ em casas noturnas, como MOON DISCO e THE WEEK, e organizava uma festa na DASLU para este mês. FELIPE PRADELLA estava com GREGORY no encontro com o ESTADO. Ele trabalha como segurança da empresa contratada para supervisionar o processo. Ainda não foi localizado pela polícia. 

Três advogados que defendem integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) estão presos na Cavalaria e em um batalhão da Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo. Isso porque, de acordo com a lei, eles têm direito a cumprir mandados de prisão temporária ou preventiva não em penitenciárias, mas em uma sala de Estado Maior. Na Rua JORGE MIRANDA, região central de SÃO PAULO, está localizada a sede da Cavalaria da PM, chamada de Regimento 9 de Julho, onde dois advogados ligados à facção criminosa dividem um quarto de 18 metros quadrados. Um deles, ADEMILSON ALVES DE BRITO, de 42 anos, defendeu chefes do crime organizado nos tribunais e foi condenado em julho pelo seqüestro de um menino de seis anos na cidade de ARUJÁ, em 2006. O outro preso não está sendo divulgado o nome a pedido de sua defesa.
Bem em frente, no 2º Batalhão de Choque, responsável pela segurança em estádios, está detida em uma sala a advogada FABIANA KELY PINHEIRO, acusada de tráfico de drogas, formação de quadrilha, ajudar membros do PCC e abastecer favelas cariocas controladas pelo Comando Vermelho (CV).

O presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, conta com o apoio da comunidade internacional e está com a popularidade em ascensão. Mas não confia na Frente Nacional de Resistência (FNR) para alcançar seu objetivo de voltar ao cargo. Já o presidente de facto, ROBERTO MICHELETTI, vê sua sustentação empresarial dispersar-se. Mas ainda conta com a totalidade da Corte Suprema, com as Forças Armadas e com um camuflado respaldo da Igreja, que o ajuda a ganhar tempo até as eleições presidenciais de 29 de novembro.  

2 010        :      DOMINGO
Pela sexta vez seguida, desde o fim do regime militar, o BRASIL vai hoje às urnas escolher um presidente – e com ele 27 governadores, uma nova Câmara, dois terços do Senado e 27 novas Assembléias Legislativas. São 135,8 milhões de eleitores que, entre 8 e 17 horas, decidirão em 5.565 cidades o futuro do País e de uma multidão de 22.555 candidatos. Por 12 semanas, os eleitores assistiram – ou não – a uma campanha morna, sem programas e sem emoção, marcada em muitos casos pela ausência de disputa, tal a vantagem do primeiro colocado nas pesquisas. Esse cenário mudou nos últimos dois dias. Na mais crucial das escolhas, a de quem sucederá os oito anos do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o clima de “quase certeza” da vitória de DILMA ROUSSEFF (PT) deu lugar a tensão após a divulgação, ontem à noite, da pesquisa IBOPE/ESTADO/TV GLOBO. Nos novos números, DILMA teria 51% dos votos válidos, contra 49% dos demais. Só no fim da noite de hoje se saberá, enfim, se as margens de erro lhe garantem evitar o segundo turno. Situação idêntica ocorreu no maior colégio do País, o de SÃO PAULO, onde votam 30,3 milhões de eleitores, ou seja 22% do total do BRASIL. O tucano GERALDO ALCKMIN, segundo o IBOPE, vive igual incerteza, somando também 51% dos votos válidos. A campanha deixa, na memória, alguns pontos marcantes. Um deles é que nunca antes um chefe da Nação se envolveu tão ferrenhamente na defesa de seu nome preferido. Outro, que as mulheres são o principal colégio eleitoral, com 70,3 milhões de votos, 5 milhões a mais que os homens. Terceiro, uma discussão rasa dos problemas nacionais, marcada pela despolitização. O que levou o historiador BÓRIS FAUSTO constatar: “Acho que o que á é um desencanto mesmo.” Por fim, as eleições revelam um País que avança e se moderniza, mas continua injusto e desigual. Em 61 cidades vai valer um inédito sistema de identificação biometria dos eleitores. Mas, entre estes, nas 420 mil seções eleitorais, 64 milhões – quase metade – são analfabetos ou têm o 1º grau incompleto.  

PORTO ALEGRE - A presidenciável petista, Dilma Rousseff, votou na manhã deste domingo, 3, na escola Estadual Santos Dumont , em Porto Alegre, ao lado de Tarso Genro, candidato do partido ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. A candidata segue para Brasília, de onde acompanhará a apuração ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mais cedo, Dilma tomou café da manhã com Tarso Genro, no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. Ela chegou ao local, onde era esperada por cerca de 200 lideranças regionais do PT, por voltas 8h. Num breve contato com os jornalistas, disse que sua base de apoio tem boas chances de vencer as eleições no primeiro turno em vários estados, inclusive no Rio Grande do Sul. Ela agradeceu ao povo brasileiro, pela acolhida que lhe deu durante a campanha, a Deus, por ter levado força para a trajetória de superação de obstáculos da campanha, e ao presidente Lula, pela parceria e companheirismo. Questionada sobre suas próprias possibilidades de vencer no primeiro turno, Dilma disse 'Espero o resultado com tranquilidade, seja primeiro ou segundo turno, acredito que lutamos a boa luta. Quando você luta a boa luta, você só pode sair melhor do que entrou'. Ao comentar um possível desestímulo da militância caso a eleição vá para o segundo turno, Dilma afirmou que estará motivada em qualquer circunstância. 'É uma militância aguerrida. Não desiste nunca. Diante de um obstáculo nós nos superamos', afirmou a candidata.
Continuo lutando com o computador. De vez em quando a máquina apronta. Agora é com um dos arquivos de início de outubro. Mas aos poucos vou superando essa dificuldade. Depois do almoço, lá pelas 13 horas, resolvo ir votar. O primeiro ônibus que passa em direção à ARMÊNIA surpreende-me. Vai lotadíssimo e nem para no ponto. Viajo numa van também lotada. Na FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO “ÁLVARES PENTEADO”, Avenida LIBERDADE, 532, encontro três pessoas na minha frente para exercer o direito de voto. Na minha vez começo pelo deputado estadual – MAJOR PM OLÍMPIO .Depois vem o deputado federal – CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA. Tenho dificuldade para escolher o segundo candidato a senador. O primeiro em quem voto é ROMEU TUMA. Para governador de São Paulo , GERALDO ALCKMIN e para presidente MARINA SILVA. Deixando o local de votação vou passar pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC para imprimir os primeiros dias de outubro de minhas memórias, bem como alguns acontecimentos do final de setembro. Por volta das 16 horas estou regressando para casa. O tempo é chuvoso e esfriou muito.  

estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Por estadao.com.br, estadao.com.br, Atualizado: 3/10/2010 17:48
Números de Mercadante surpreendem, diz cientista político
Os primeiros números da boca de urna em relação ao candidato petista Aloizio Mercadante surpreendem em São Paulo por enquanto, e podem ser um indicador de uma 'onda vermelha' no estado, tradicional reduto tucano. Essa é a opinião do cientista político e professor do Insper (ex-Ibmec), Carlos Melo. Em entrevista à TV Estadão neste domingo, 3, ele afirmou que o desempenho positivo da economia sem dúvida contribui para o aumento da aprovação do candidato petista. Já no Distrito Federal, segundo o cientista político, é surpreendente a candidata a governadora Weslian Roriz (PSC) receber cerca de 30% dos votos (segundo as primeiras pesquisas de boca de urna). Para Melo, o alto índice de votos de candidatos ligados a escândalos de corrupção é um sinal de que há muita decepção da população com a política: 'Costumávamos pensar que a democracia resolveria tudo, mas as pessoas estão acreditando cada vez menos na política.' Sobre o cenário na corrida presidencial, Melo considera que a oposição formal não será a maior fonte de problemas para um eventual governo Dilma Rousseff. 'A oposição terá de se reinventar; o maior problema será administrar a maioria. Considerando que esse é um governo de coalizão, muitos cargos já estarão divididos, loteados. Esse será o maior gerador de conflitos', afirma. Diante da confirmação de segundo turno para a corrida presidencial, Melo aponta novas lideranças no cenário nacional. O tucano Aécio Neves e a candidata Marina Silva são os mais evidentes. Sobre Aécio, no plano pessoal, o cientista político acredita que o falecimento do pai do tucano pode prejudicar seu desempenho e, no plano profissional, seu posicionamento em relação a José Serra ainda é desconhecido. Sobre Marina Silva, Melo afirma que, além de possuir seu eleitorado cativo, ela é favorecida pelo voto de 'protesto', por falta de opção daqueles que não querem Dilma nem Serra. Os votos de consenso, que abrangem os eleitores identificados com a questão do aborto e da religião também são canalizado para a candidata do PV. Com isso, para Melo, ela poderá politizar a campanha do segundo turno, com a delimitação de temas a serem debatidos pelos candidatos. (Texto atualizado às 21h03)
Faleceu o contador NELSON SALMERON, aos 90 anos, no Hospital TOTAL COR, neste domingo. Nasceu na capital paulista em fevereiro de 1920. Foi conselheiro do Clube PINHEIROS, um dos mais tradicionais da cidade. Por muitos anos, SALMERON trabalhou na DELFIM, empresa do ramo têxtil. Morador do JARDIM EUROPA, na zona oeste da capital, era viúvo da professora MARIA GERTRUDES CAMARGO SALMERON.

Faleceu a delegada ROSALI LOPES, vítima de câncer, no Hospital SANTA PAULA, na zona sul da capital. Nasceu em maio de 1963. A Delegacia do Idoso, localizada em PERDIZES, zona oeste de SÃO PAULO, está de luto. Foi a última instituição onde a delegada plantonista ROSALI LOPES trabalhou. Antes, ela percorreu cidades e bairros paulistanos exercendo a mesma função. Trabalhou em MOGI DAS CRUZES, SANTO AMARO, PIRITUBA, JAGUARÉ, BUTANTÃ, TAIPAS. E também em duas Delegacias da Defesa da Mulher, instaladas em OSASCO e em PIRITUBA. A irmã CÁTIA LOPES MÔNACO recorda que ROSALI dava prioridade ao zelo e à honestidade na função exercida. E, por este motivo, preferia alternar os locais onde trabalhava com bastante freqüência, deixando de ficar por muitos anos e se acomodar em algum distrito. Gostava de viajar para os ESTADOS UNIDOS, onde moram a irmã e os sobrinhos. Lá, aproveitava para matar as saudades da família e reciclar os conhecimentos. CÁTIA enaltece as ações da delegada, sempre atenta às necessidades da comunidade e da família. “Ela sabia exercer a autoridade sem deixar de ser carinhosa e amorosa com a população. Todos a respeitavam pelo profissionalismo e pelo comportamento, sempre demonstrava amor às pessoas”, destaca. A delegada nasceu na cidade de OSASCO, formou-se pela Faculdade de Direito de OSASCO, em 1989, e viveu todos os anos de sua vida no bairro do JAGUARÉ, na zona oeste. Em 1993, assumiu o cargo de delegada.

WALTER BÜNDCHEN, ex-prefeito e vereador, morreu em PORTO ALEGRE, aos 94 anos. Era avô paterno da top model GISELE BÜNDCHEN. Iniciou carreira política em 1960, como vereador da cidade natal da modelo, HORIZONTINA, interior do RIO GRANDE DO SUL. Em 1971 foi eleito prefeito e, depois, vereador por mais três mandatos. Era também presidente da Associação Agropecuária Industrial e Agrícola da cidade.   

No início da tarde foi anunciado como novo treinador do SÃO PAULO, no lugar de SÉRGIO BARESI, PAULO CÉSAR CARPEGIANI, que passou pelo clube em 1999, deixou o ATLÉTICO PARANAENSE e assinou contrato até o fim de 2011. A apresentação oficial será amanhã à tarde, no CT da BARRA FUNDA, e o técnico já avisou que comandará o time contra o VITÓRIA no dia 6 de outubro, na ARENA BARUERI, já que o MORUMBI, no mesmo dia, receberá o show de BON JOVI. A contratação de CARPEGIANI surpreendeu até mesmo os dirigentes mais próximos do presidente, como o vice CARLOS AUGUSTO DE BARROS E SILVA, o LECO. A negociação, fechada hoje de manhã, foi conduzida diretamente por JUVENAL.  

Os EUA e a GRÃ-BRETANHA emitiram hoje alertas sobre possíveis atentados terroristas na EUROPA. As advertências foram dirigidas, inicialmente, a seus próprios cidadãos e tiveram como base a confirmação, pela inteligência americana, da informação de que a rede AL-QAEDA e seus aliados no PAQUISTÃO e no Norte da ÁFRICA estariam organizando os atentados. Os alvos potenciais seriam cidades da FRANÇA, ALEMANHA e GRÃ-BRETANHA. O Departamento de Estado advertiu aos americanos que estão na EUROPA e aos que têm viagem marcada ao continente sobre o risco de atentados e disse que os sistemas de transporte e infraestruturas que servem ao turismo seriam os possíveis alvos. A polícia italiana prendeu, em NAPOLES, um francês de origem argelina suspeito de ser membro da rede AL-QAEDA. Foram encontrados com o homem de 28 anos anotações e material usado na fabricação de bombas. Conforme reportagem do jornal italiano “IL MATTINO”, a polícia confiscou o computador e o telefone celular do suspeito. De acordo com o jornal, a prisão ocorreu há duas semanas, mas a informação só foi revelada hoje durante uma audiência para aprovar a extradição do suspeito à FRANÇA. As autoridades francesas e italianas não comentaram o caso.

A ALEMANHA celebrou hoje o 20º aniversário de sua reunificação em meio ao temor de ataques terroristas. Franco-atiradores estavam estrategicamente postados em prédios e policiais à paisana caminhavam entre a multidão na cidade de BREMEN, onde ocorreu o principal evento. O presidente alemão, CHRISTIAN WULFF, lembrou o orgulho nacional do país, mas também destacou a necessidade de se fazer mais para integrar os muçulmanos e os outros imigrantes na sociedade alemã. ‘O cristianismo sem dúvida pertence à ALEMANHA. O judaísmo também pertence à ALEMANHA. Essa é nossa história cristã-judaica. Mas agora o ISLÃ também pertence à ALEMANHA”, declarou. Há anos o país tem uma grande comunidade turca. A divisão da ALEMANHA pós-2ª Guerra terminou com uma reunificação em 3 de outubro de 1990 – menos de 11 meses após a ALEMANHA ORIENTAL abrir o MURO DE BERLIM em meio à pressão de manifestações em massa.

O presidente do PARAGUAI, FERNANDO LUGO, de 59 anos, continua internado na UTI do Hospital SÍRIO LIBANÊS em SÃO PAULO, onde foi internado no sábado, dia 2 de outubro. LUGO, que sofre de câncer linfático, foi diagnosticado com uma trombose na veia cava superior, provavelmente decorrente do tratamento de quimioterapia com cateter, iniciado há um mês.

2 011       :         -    SEGUNDA-FEIRA

Diploma de Honra ao Mérito
CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES

Do Núcleo de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC
Itapetininga/SP

HTTP://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br

Da pessoa de Francisco Fabiano Alves

            Nascido em Bauru, SP, a 12 de setembro de 1897, Francisco Fabiano Alves foi filho do major da Guarda Nacional Joaquim Fabiano Alves e de D. Ana Franco Fabiano Alves. Brilhante aluno do conceituado educandário jesuíta Colégio São Luiz e da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, Fabiano mudou-se para Itapetininga em 1918, quando em janeiro de 1920 foi um dos principais artífices da fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia do município, a primeira instituição de ensino superior desse gênero no interior do estado. Professor, poeta, jurista, escritor, enxadrista e intelectual de escol, fundou revistas acadêmicas e estudantis, foi orador e vice-presidente do Clube Venâncio Ayres. O Tiro de Guerra, a Associação de Ensino e a primeira Estação de Rádio de Itapetininga foram resultados de sua dedicação inconteste ao progresso deste município cujo epíteto, “Athenas do Sul”, também foi de sua feliz inspiração. Patriota e paulista, Francisco Fabiano Alves lutou na Revolução Paulista de 1924, como capitão comandante da 2º companhia do Batalhão Fernando Prestes, da legendária Coluna Sul. Na Revolução de 1930, combateu ao lado da Força Pública nas localidades de Apiaí e Ribeira e, durante a Revolução de 1932, tomou das armas por São Paulo como tenente em batalhão de voluntários na região de Santa Rita da Extrema, Cambuí e Bandeirantes, em Minas Gerais. Foi casado com D. Maria de Jesus Almeida Camargo, com a qual teve José Fabiano de Almeida Alves, seu único filho. Faleceu aos 92 anos de idade, em 13 de Agosto de 1990, em Itapetininga, SP.

Da citação da honraria

Em 12 de setembro de 2011, o 1º Ten R/2 (EB) Prof. Jefferson Biajone, Presidente do Núcleo de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC – PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!! criou a honraria Diploma de Honra ao Mérito CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES, em lembrança ao dia 12 de setembro de 1897, data natalícia deste bravo cidadão brasileiro que soube honrar São Paulo e Itapetininga como combatente da Revolução de 1924, da Revolução de 1930 e da Revolução Constitucionalista de 1932.
Faz jus a esta honraria todo aquele cidadão o qual, pelos seus atos meritórios, colaborou para que o Núcleo PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!! mantivesse vivos a memória e os feitos dos veteranos de Itapetininga da Revolução Constitucionalista de 1932.

Listagem dos Agraciados 2011
Concessão a ocorrer no dia 3 de outubro de 2011

Da Sociedade dos Veteranos de 32
1)    Coronel PM Ref MÁRIO FONSECA VENTURA
2)    Coronel PM Ref ANTONIO CARLOS MENDES
3)    Coronel PM Res JAIRO PAES DE LIRA
4)    FERNANDO LOPES DAVID
5)    FRANCES DE AZEVEDO
6)    CAMILA GIUDICE

Da Policia Militar do Estado de São Paulo
7)    Coronel PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO
8)    Coronel PM Ref IRAHY VIEIRA CATALANO
9)    Coronel PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA
10) Tenente Coronel PM Res JOÃO RENATO BORGES DE MOURA
11) Major PM Res CELSO RODRIGUES DA SILVA
12) Major PM JOSÉ FRANCISCO GUIMARÃES DOS SANTOS


Da Academia de Polícia Militar do Barro Branco
13) Capitão PM Daniel Rodrigues Prado
14) Aluno Oficial MÁRIO MACHADO JÚNIOR – Presidente do DA XV de Novembro
15) Aluno Oficial MANOEL FLÁVIO DE CARVALHO BARROS – Presidente do NCRR
16) Aluno Oficial ANDRÉ MANOEL DA SILVA – Diretor Patrimônio do NCRR

Do 22º Batalhão de Polícia Militar do Interior
17) Tenente Coronel PM RAUL GALINDO DOS SANTOS
18) Major PM OSÍRIS SÉRGIO CORRADI FORTE JÚNIOR
19) Capitão PM JAIR FRANCISCO GOMES JÚNIOR
20) 1º Tenente PM WAGNER LUCIANO DE OLIVEIRA 

Da Prefeitura de Itapetininga
21) ROBERTO RAMALHO TAVARES – Prefeito
22) EDMUNDO JOSÉ VASQUES NOGUEIRA
23) MARINA ALMADA LOBO
24) WILSON GOMES DE ALMEIDA JÚNIOR
25) FRANCISCO MANOEL SOARES
26) MAURICIO LAYNER DE CAMPOS

Da Câmara Municipal de Itapetininga
27) JOSÉ EDUARDO GOMES FRANCO – vereador Dudu Franco

Do Núcleo Paulistas de Itapetininga! Ás Armas!!
28) AFRÂNIO FRANCO DE OLIVEIRA MELLO 

Do Instituto Histórico Geográfico Genealógico de Itapetininga
29) MÁRIO CELSO RABELO ORSI JÚNIOR
30) DIRCEU CAMPOS
31) MARGARET GRAZIOLI LOPES PERETTI

Da Academia Itapetiningana de Letras
32) JOSÉ DE ALMEIDA RIBEIRO
33) HIRAM AYRES MONTEIRO

Do Museu de Som e Imagem de Itapetininga
34) ROBERTO SOARES HUNGRIA

Do 2º Diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem
35) ALFREDO MOREIRA DE SOUZA NETO
36) WILSON RODRIGUES
37) MANOEL HENRIQUE SANTANA
38) JOMAR ANTONIO FABIANO ALVES
39) FABIANA MARIA PONTES ORSI


Do Colégio Instituto Imaculada Conceição
40) Irmã CECÍLIA DO CARMO BATISTA DE MORAES

Os Veteranos da Revolução de 1932
41) OSVALDO RAPHAEL SANTIAGO
42) FRANCISCO VIEIRA TRINDADE

O Veterano da II Guerra Mundial
43) VICTÓRIO NALESSO

Do Jornal Folha de Itapetininga
44) CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA

Os cidadãos de Itapetininga
45) AMAURY GARCIA PORTO
46) MARIA TERESA ALVES ROLIM
47) WALTER LUIZ DE OLIVEIRA
48) EUGENIO DE CARMO TOLEDO
49) CARLOS KORTZ NETO
50) YANDE KALTENEGGER FERNANDES
51) JANAÍNA DE OLIVEIRA DRAWANZ
52) JENIFFER DE OLIVEIRA DRAWANZ
53) ALBERTO ISAAC
54) ANTONIO JOSÉ CAMPOS SANTIAGO
55) BENEDITO MARTINS
56) CAROLINA REIGOTA DE MEDEIROS
57) MARIO AUGUSTO CAMPOS SANTIAGO
58) WILNA BRISAC TRINDADE
59) WILSON VIEIRA TRINDADE

Os descendentes de FRANCISCO FABIANO ALVES
60) JOSÉ FABIANO DE ALMEIDA ALVES – filho
61) MARCO ANTONIO MARCONDES DE ALMEIDA ALVES – neto
Para assistir essa solenidade em ITAPETININGA vou sair da Sociedade Veteranos de 32-MMDC às 7:10 horas. O PM JULIO, que também nos transportou para esse município em 8 de julho, embora de folga e completando hoje 36 anos de idade, vem nos buscar. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES não comparece para essa viagem e vou sozinho para o evento do 79º Aniversário da Cessação das Hostilidades da Revolução. Encontramos um ambiente festivo com a presença de muita gente que será homenageada com a Medalha ‘GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” e com o diploma do Núcleo de Correspondência.
Após a entrega dos diplomas, da Medalha CRUZ DE SANGUE a um PM que se destacou em uma ocorrência de extremo perigo, vamos participar da inauguração do Monumento aos Heróis de 32. Nosso historiador, CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, que tem muita afinidade com ITAPETININGA, faz uso da palavra e relembra sua adolescência nesta cidade. Fala de seus tempos de infância e da chegada de GETÚLIO VARGAS em ITAPETININGA após assumir o poder em 1930.   
São mais de 13 horas quando deixo ITAPETININGA. O PM JÚLIO faz a gentileza de me trazer de volta até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encontro MARINEI atarefado e nervosa. Ela recebeu um e-mail do CORONEL PM MENDES solicitando o afastamento do cargo de vice-presidente e Secretário das Medalhas da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Isso é fruto da discussão de sexta-feira. MENDES não aceitou as minhas recriminações pelas suas faltas. Talvez ele até pense que tinha razão em agir daquela forma. É uma pena! Ele fez muito pelo MMDC nesses quatorze anos que trabalhamos juntos. Mas é uma pena ainda maior porque despreza uma amizade de mais de cinqüenta anos.
Em casa encontro LUCINDA feliz pela visita da KÁTYA. Ela retornou da operação submetida no A. C. CAMARGO e demonstra vitalidade e força de viver. Torço para que realmente tenha superado esse fantasma da doença que a acometeu nesses últimos meses.
Em minha biblioteca tenho muito trabalho. As atividades na Sociedade fazem com que a rotina de digitalização de minhas memórias sofra alteração. 

Recebo a seguinte mensagem de MARIANO TAGLIANETTI, residente em CURITIBA, sobre o evento de ontem no IBIRAPUERA, ao qual participou:
Caríssimo Cel. Ventura : a jornada de hoje não só foi expressiva e marcante mas também demonstrou civismo de que tanto carece a brasilidade, fortalecida por todos presentes, o que nos dá alvíssaras de que o amanhã é possível, através dos princípios que nortearam 32. A iluminação do obelisco produz efeito notável despertando, nos que o contemplam com visão jejuna, curiosidade para inteirar-se da epopéia. Demonstra que sua presidência  está  decidida a operar o octogésimo com  o brilhantismo caracterizador de  SUA FECUNDA ATIVIDADE DEDICADA AO MMDC. - Obrigado duplamente: pela atenção dispensada, à minha modesta pessoa, e pelo "on line". Com apreço, Mariano.

CARÍSSIMO MARIANO
Não sei se a CAMILA mandou um exemplar do jornal "32 EM MOVIMENTO" para você. Mas nunca é demais ler a sua mensagem no nosso jornal.
Poderá fazer a divulgação desejada no PARANÁ.
Mande outra crônica para outubro.

Caros amigos,
Bom Dia!
Está no ar a Nona Edição do Jornal 32 em Movimento!
Segue em anexo e também no site: www.sociedademmdc.com.br
Esperamos que gostem e que enviem suas contribuições para as próximas edições!
Abraços!
Camila Giudice e Markus Runk

Respondo ao e-mail de TAGLIANNETI:
ESTIMADO MARIANO
Agradeço a sua presença na jornada de domingo. Graças a DEUS tudo correu bem. Apenas sinto que não pude dedicar mais atenção ao amigo, face o contingente de pessoas que lá compareceram.
Mas você sabe o apreço que tenho para com sua pessoa. E não é de hoje.
Estou lhe dirigindo essas palavras quando me preparo, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para uma viagem até ITAPETININGA. Ali, nesta manhã, iremos repetir a mesma comemoração de ontem, como também faremos amanhã na região da LAPA.
Aos 74 anos não tenho mais o vigor físico para suportar como se deve o cargo que desempenho.
Fica a enorme vontade que tenho para levar avante o compromisso que assumi em 17 de maio de 1996 quando vim para esta Sociedade.
Que DEUS me ajude a cumprir bem as atribuições que me cabem.

De PORTUGAL, onde se encontra o nosso associado HÉLCIO DALLARI, vem a seguinte mensagem:
Estimado amigo Cel. Mario Ventura,
Infelizmente, não pude comparecer, pois estou em Portugal. Vim para falar em um Congresso Internacional de Direito Constitucional, que ocorrerá na Universidade do Porto, nos próximos dias 06 e 07 de outubro. Minha fala será na sexta-feira (07) e poderá ser assistida ao vivo através do site http://www.estadodedireito.com.br.
Aproveito, ainda, para dizer que devo fazer contato com uma entidade parecida com nossa Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. aqui em Portugal. Retornarei no sábado, no começo da noite. Na volta, conversaremos pessoalmente. Tenho mais boas novidades.
Forte abraço.
Hélcio Dallari Jr.

Os acontecimentos da manhã, em ITAPETININGA, estão relatados em uma crônica de BIAJONE, publicada em seu portal, que estão relatados na seqüência do desenvolvimento da memorável solenidade:
|||Ocorrida em 3 de outubro de 2011, na sede do 22º Batalhão de Policia Militar do Interior - 22º BPM/I, a cerimônia de inauguração do Monumento aos Veteranos de 32 de Itapetininga foi iniciada com o recebimento do Pavilhão Nacional no pátio de formatura da unidade, seguido do Hino Nacional e da apresentação da tropa à mais alta autoridade militar presente, o coronel PM Marco Antonio Severo Silva, subcomandante do CPI-7, representando a comandante do CPI-7, coronel Fátima Ramos Dutra.
||||Encerrada a apresentação, deu-se a entrega da condecoração Medalha Governador Pedro de Toledo, pelo Coronel PM Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC à personalidades civis e militares e, logo em seguida, à entrega do Diploma de Honra ao Mérito Capitão Francisco Fabiano Alves a sessenta e cinco personalidades em reconhecimento aos relevantes serviços que prestaram ao Núcleo "PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!!" desde a sua fundação a 12 de julho de 2011.
|||
Momento instantes antes do descerramento
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||
|||
||||Finalizada a entrega que realizada foi pelo neto de Francisco Fabiano Alves, o sr. Marco Antonio Marcondes de Almeida Alves, acompanhado do professor Jefferson Biajone, presidente do Núcleo "PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!!", a solenidade continuou nos pronunciamentos emitidos pelo coronel PM Mário Fonseca Ventura, pelo deputado federal Edson Giriboni, secretário estadual de saneamento e recursos hídricos, pelo Sr. Roberto Ramalho Tavares, prefeito municipal e pelo coronel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda.
||||O público, então, foi convidado para participar da cerimônia de inauguração do Monumento aos Veteranos de 32 de Itapetininga, da qual foram convocados para o descerramento do mesmo o deputado federal Edson Giriboni, o prefeito Roberto Ramalho Tavares, o vereador Dudu Franco, os coronéis PM Mário Fonseca Ventura, Edilberto de Oliveira Melo, Luiz Eduardo Pesce de Arruda, Marco Antonio Severo Silva, os tenente coronéis PM Raul Galindo dos Santos e João Renato Borges de Moura, e o professor Jefferson Biajone.
|||
Momento do descerramento
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||
|||
O monumentos instantes após o descerramento
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||


|||
A foto para recordação
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||||
||||||
Frente do Monumento aos Veteranos de 32
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||
|||
Verso do Monumento aos Veteranos de 32
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||
|||
Detalhe da placa da frente do Monumento
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||
|||
Detalhe da placa da verso do Monumento
Fonte. Acervo MMDC Itapetininga
|||

.: Os nossos mais sinceros e efusivos agradecimentos :.
|||
|||
|||A inauguração do Monumento aos Veteranos de 32 de Itapetininga só foi possível com a participação efetiva de todos aqueles que cerraram fileiras com o Núcleo PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!! e deram o melhor de si de forma que uma idéia nascida da imaginação, ganhasse vida e passasse a existir entre nós.
|||Neste memorável dia que foi o 3 de outubro de 2011 pudemos, nas palavras sinceras e comovidas do coronel PM reformado Edilberto de Oliveira Melo, aquilatar o quanto a sinergia necessária para essa realização foi fundamental, uma vez que no seu discurso por ocasião do descerramento, sobressaiu-se o fato de que o ideal PRO BRASILIA FIANT EXIMIA continua e continuará vivo e forte no coração de todos aqueles que lutaram e lutam por uma São Paulo íntegra e consciente de que o culto ao seu passado glorioso é caminho para um futuro próspero, justo e promissor.
|||Finalizamos esse texto desejosos em agradecer imensamente à todos que direta e/ou indiretamente colaboraram para que essa mesma sinergia atingisse a sua plenitude na concretização desse simbólico preito de reconhecimento aos bravos de Itapetininga partícipes do maior movimento cívico da história do Estado de São Paulo.
|||É também nosso desejo, contudo, destacar nesses agradecimentos as pessoas de Edmundo José Vasques Nogueira, da Prefeitura Municipal de Itapetininga e o capitão PM Jair Francisco Gomes Júnior, do 22º BPM/I, porquanto foram companheiros de jornada que avançaram ombro a ombro com o Núcleo PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!! em meio a todos os desafios, intempéries, obstáculos e imprevistos enfrentados e que não depuseram das armas até que o Monumento aos Veteranos de 32 de Itapetininga fosse conquistado.
|||
|||
Jefferson Biajone
Outubro de 2011
|||

Iniciativa, apoio e parceria:
|||
|||
.: Notícias recentes sobre o Monumento :.|||
|||
|||
|||O Jornal Folha de Itapetininga Nº 6154 Ano XLIII, edição de 4 de outubro de 2011, publicou matéria alusiva ao Monumento dos Veteranos de 32 sob o título:
|||

|||
|||
|||O Jornal Folha de Itapetininga Nº 6153 Ano XLIII, edição de 1 de outubro de 2011, publicou matéria alusiva ao Monumento dos Veteranos de 32 sob o título:
|||
|||
|||
|||
A Sociedade dos Veteranos de 32 precisa de você!
|||
||||||



Copyright © 2011 M.M.D.C. Itapetininga - Às Armas!


ANÉSIO ARGENTON nasceu na cidade de BOA ESPERANÇA DO SUL, PRÓXIMO A ARARAQUARA, no centro do Estado. Desde criança pedalava. Praticava em estrada de terra, dividindo o tempo entre os treinos e o trabalho como entregador de mercadorias de um armazém local. Apaixonado pelo ciclismo, superou diversas barreiras, entre elas a pobreza e a falta de um velódromo para treinos. Foi às Olimpíadas de MELBOURNE, na AUSTRÁLIA, e de ROMA, na ITÁLIA, sozinho, sem recursos e sem técnico. Começou a competir vestindo a camisa da AFE (Associação Ferroviária de Esportes). Depois de vencer diversas competições pelo Estado, recebeu um convite para competir pela equipe CALOI. Foi tetracampeão brasileiro, bi sulamericano e o único ciclista do País que conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em CHICAGO, no ano de 1959. Nos Jogos Pan-americanos de SÃO PAULO, em 1963, ficou com o bronze. Nas participações em Olimpíadas, ARGENTON obteve a nona colocação na prova de velocidade em MELBOURNE, em 1956, e em ROMA, em 1960, ficou em quinto, recorde brasileiro que durou 20 anos, e sexto lugar, respectivamente nas provas de velocidade e de mel metros contra o relógio. Afastou-se do ciclismo em 1967, ao correr seu último Pan-Americano em WINNIPEG, no CANADÁ. Depois de 8 anos vivendo com um câncer de intestino, faleceu em decorrência de uma hemorragia interna no Hospital SÃO PAULO em ARARAQUARA.

2 012     :      -    QUARTA-FEIRA
Cumprimos ontem o dever cívico de comemorar o 80 Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32, no Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA. No dia anterior, 1º de outubro, a sessão solene na ALESP foi muito comentada na Sociedade Veteranos de 32, na tarde de ontem, inclusive com a divulgação do texto publicado no Diário Oficial. Hoje, na ACADEMIA DE POLICIA MILITAR DO BARRO BRANCO, faremos a terceira comemoração em série daquilo que aconteceu em 2 de outubro de 1932.    
Na tarde, por volta das 13 horas, chegam à Sociedade o JEFFERSON BIAJONE, Presidente do NC de ITAPETININGA, e JOSÉ ROQUE, Presidente do NC de BURI. Vamos almoçar na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO, na Rua TABATINGUERA. O ROQUE traz-me um DVD da solenidade de BURI, onde estivemos presentes há meses atrás. Fazem planos para o desenvolvimento desses núcleos. Ambos serão condecorados com a Medalha “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, na APMBB. Quando chegamos do almoço, encontramos no MMDC algumas das pessoas que irão para a Academia Militar do Barro Branco: doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, Professora MARIA ODETE; ALFREDO PIRES e sua senhora dona NAIR (vestido à caráter, com a farda de combatente de 32); AMADO RÚBIO, acompanhado de sua senhora e de sua filha, dona LÍGIA (ele traz a farda de 32 e se troca na Sociedade). Chega um micro-ônibus, bem como um dos cadetes encarregados de nos levar ao BARRO BRANCO. Vamos chegar bem antes do inicio da solenidade. O Comandante, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ encontra-se no CAES, numa banca examinadora de monografia, mas chega a tempo para o evento programado por ele. O CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO também vai participar dessa cerimônia. Vamos encontrar nessa cerimônia os antigos comandantes da APMBB: CORONEL PM IRAHY VIEIRA CATALANO, CORONEL PM CELSO FELICIANO DE OLIVEIRA (que também foi comandante geral da PMESP), CORONEL PM JOSÉ FRANCISCO GIANNONI. O Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO e o CORONEL PM LUIZ PESCE DE ARRUDA (atual Diretor de Ensino e Cultura) estão conosco. Após a tropa de apresentar ao Comandante, após também o canto do Hino Nacional, o atual Presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” faz uso da palavra:      
SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DE 1932
Nesta solene oportunidade expressamos nossa justa homenagem ao povo paulista que fez frente na batalha por um país mais justo, na batalha por um ideal.
Mas que ideal foi este?
Um ideal que, como disse o Coronel de Polícia Militar, Marco Antonio Alves Miguel,vex-comandante desta Casa de Ensino, trata-se da “restauração da lei, da democracia. O pálio que abriga a nação inteira – a constituição, freio do arbítrio, tutelar de direitos e garantias”, onde o que impera não é o poder de alguns, mas sim o poder do povo, um poder democrático.
Nós, paulistas, e, brasileiros, fizemos frente a um movimento constitucionalista. Um movimento que não teve o escopo de ser separatista, não foi nem regionalista e nem militarista, como apregoam os arautos da ditadura, mas sim um movimento cívico-militar que visava a busca pelo poder de decisão quanto aos nossos próprios destinos.
“São Paulo forte num Brasil unido!” – O apelo lançado pelo General Salgado ao povo paulista a 09 de julho de 1932, continua legítimo e atual.
A ampla mobilização dos paulistas às armas reuniu valorosos homens e mulheres, jovens e adultos, civis e militares, pobres e ricos. Uma legião de idealistas que lutou bravamente por um país mais justo. Foram 3 meses de batalha. São Paulo, já sozinho, resistiu fortemente às ações das tropas getulistas, combatendo em inúmeras frentes pelo estado.
Dia 02 de outubro de 1932. É o fim! Está consumado! Cessam-se as hostilidades vindas das tropas federais contra o povo paulista.
A luta épica pela constitucionalização, pela democratização, para que não vivamos sob a égide de uma ditadura estava acabada.
Segundo palavras do Excelentíssimo Senhor Coronel de Polícia Militar Jairo Paes de Lira (ex-deputado federal e também ex-comandante da Academia do Barro Branco) em discurso na Câmara dos Deputados: “foi o dia em que as armas silenciaram. Foi o dia em que terminou a oposição armada entre irmãos brasileiros relacionada a uma grande causa, a causa da reconstitucionalização do país, que, na época, viveria sob um tacão de ditadura. O sangue generoso de brasileiros que tiveram a iniciativa de se erguer em armas contra a ditadura acabou por promover em 2 anos uma pressão política tão importante que apesar de todo o poderio da ditadura foi obrigada a aceitar a Constituinte de 1933 que acabou levando a Carta de 1934”.
Enganam-se aqueles que tratam o 2 de outubro como a “data da rendição” ou aqueles que acham que a nossa vitória é de Pirro, a saber: uma vitória conquistada a alto preço que acarretou grandes prejuízos. Pois, segundo nosso comandante desta Academia, Coronel de Polícia Militar José Maurício Weisshaupt Perez, não foi uma decisão fácil para o então Comandante-Geral da Força Pública, Coronel Herculano de Carvalho, assinar o armistício de nossas tropas, pois diante do cenário totalmente desfavorável que São Paulo se encontrava, o esfacelamento de várias linhas de defesa, e do sacrifício de milhares de combatentes em ambos os lados, poupou assim a vida de muitas pessoas.
Embora tenha sofrido muitas críticas naquele momento, até mesmo de alguns líderes constitucionalistas, o Coronel Herculano manteve-se firme na sua decisão, pois a ideia de preservar vidas já era a razão de ser da Instituição que hoje leva o nome de Polícia Militar do Estado de São Paulo. Essas críticas são justificadas pelo calor das batalhas e também, pelo desconhecimento da situação real dos combates, uma vez que quem “sentia na carne” as dificuldades eram os combatentes paulistas. Dessa forma, após o Comando Constitucionalista negociar o cessar fogo com o Governo Provisório, coube à Força Pública o desarmamento dos voluntários e o restabelecimento da ordem no Estado.
O eco da caminhada heroica de 1932 está em cada um de nós. Este barulho na história brasileira ecoa na invernada do Barro Branco, onde alunos oficiais desta centenária Casa de Ensino fazem questão de preservar a memória desta epopeia, através do Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha, pois o sangue de Antonio Ribeiro Junior, Manoel dos Santos Sobrinho e Ruytemberg Rocha não foi derramado em vão.
O que ficou foi o efeito moral da reação à ditadura.
Ficou a lição de que nenhuma ditadura é absoluta.
Ficou a lição do bem-fazer por São Paulo e pelo Brasil, pois, como inscrito no Brasão de Armas do Estado de São Paulo, instituído por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, "Pelo Brasil façam-se grandes coisas".
JOSÉ RICARDO NAHRLICH JUNIOR
           





NÚCLEO CADETE PM RUYTEMBERG ROCHA
SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC
(Fundado em 03-04-09)


RELAÇÃO DE NOMES DE PERSONALIDADES QUE RECEBERAM AS HONRARIAS DO NCRR

GESTÃO 2012

03 de Outubro de 2012

3º Grau: Colar “Cadete PM Ruytemberg Rocha – O Cadete Herói de 1932”

1- Cel PM Irahy Vieira Catalano
2- Cel PM José Francisco Giannoni
3- Cel PM Celso Feliciano de Oliveira


2º Grau: Colar “Cadete PM Ruytemberg Rocha – O Cadete Constitucionalista”

1- Ten Cel PM Ari Bezerra dos Santos
2- Ten Cel PM Rosa de Cassia Suzuki
3- Alfredo Pires Filho
4- Amado Rubio
5- Abílio José Mendes Gomes


1º Grau: Medalha “Cadete Constitucionalista”

1- Maj PM Miguel Angelo Minozzi
2- Maj PM Márcio Navarro de Camargo
3- Maj PM Carlos Ricardo Gomes
4- Maj PM Walter Castro Garcia
5- Cap PM Luis Humberto Caparroz
6- Cap PM Shirlei Maronez de Souza
7- Cap PM Déu Freitas de Andrade
8- 1º Ten PM Eliéverson de Lima
9- 1º Ten PM Leandro Carlos Segre
10- 1º Ten PM Anderson da Silva Dias Brasil
11- Al Of PM José Ricardo Nahrlich Junior
12- Al Of PM Eduardo Garcia da Costa Marques
13- Al Of PM Vagner Aparecido Regazzoni
14- Al Of PM Gustavo Henrique dos Santos Postigo
15- Al Of PM Renato dos Reis da Freiria
16- Al Of PM Luan Rossi Klink
17- Al Of PM Mariana Terra Jensen
18- Al Of PM Eduardo Alves Matta
19- Al Of PM Filipi da Silva Cassavara
20- Al Of PM Ricardo de Goes Correia
21- Sgt PM Sérgio Moralez
22- Marinei Angelo Chalub de Oliveira
23- Ricardo Della Rosa
24- Alfredo Duarte dos Santos
25- Prof.º Jeferson Biajone
26- José Roque Dias
O atual Presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” ao final da solenidade apresenta-me o novo presidente do NCRR, atual cadete do 3º CFO RICARDO GOES. No dia 15 de dezembro NAHRLICH será promovido a ASPIRANTE A OFICIAL e RICARDO GOES dirigirá os destinos do Núcleo em 2013. Trabalharão da diretoria: cadetes ALEXSANDRO, RIBEIRO, MELO e SERPELINI.
Após muita conversa com os participantes desse evento, vamos embarcar no micro-ônibus para fazer o regresso para nossos lares. A professora MARIA ODETE fica, como eu também, na estação SANTANA. 

Por volta das 21 horas estou chegando em casa. Leio algumas das mensagens que me vieram pela Internet:
Mario Ventura celmario@gmail.com
para Felipe
CARÍSSIMO FELIPE
Levaríamos alguns deles fardados de constitucionalistas de 32, como o atual Cmt do Exército Constitucionalista - AMADO RÚBIO
e o Cmt do ano passado - ALFREDO PIRES.
A APMBB também tem os cadetes denominados CONSTITUCIONALISTAS DE 32, que inclusive estiveram em BURI e deram um show.
Veja no FACEBOOK MAIS DE CEM IMAGENS da solenidade de hoje na Academia Militar do Barro Branco (pesquise ARISTIDES - o primeiro que aparecer é um dos nossos associados que fez excelente trabalho fotográfico sobre o evento comemorativo do 80º Aniversário da Cessaçao das Hostilidades do Movimento Constitucionalista.
Talvez a única problemática seria a condução para levá-los até o belvedere à santa, na divisa de PASSA QUATRO com CRUZEIRO. O Batalhão sediado em LORENA, na época do MAJOR PM ROMA proporcionou um belíssimo encontro dos veteranos mineiros e paulistas no dia 1° de novembro de 1996. Será que existe alguma documentação a respeito nesse batalhão? Excelente trabalho do
ROMA naquela oportunidade. Por onde andará o ROMA??? Ele poderia nos ajudar.
A propósito, no dia 1º de outubro, em sessão solene na ALESP, quando condecoramos o Deputado Federal MARCO MAIA - Presidente da Câmara Federal – anunciamos a idéia de transformar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em uma FEDERAÇÃO pois está mais do que provado que o Movimento Constitucionalista de 32 tem o SENTIDO NACIONAL.
Dia 20 de outubro condecoraremos o Cmt da 5ª RM e o Presidente do Círculo Militar do PARANÁ no encontro mensal da COFAM, (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32), às 15 horas, já no caminho da federação. Apenas temos 37 combatentes vivos, todos com mais de 98 anos e a Sociedade Veteranos de 32-MMDC forçosamente mudará de nome, já que não mais teremos os nossos heróis.
Espero sua ajuda nesse sentido. O encontro de mineiros e paulistas já faz parte desse plano. Afinal todos nós somos brasileiros e só devemos tirar ensinamentos dos acontecimentos da EPOPÉIA DE 32, PARA UM BRASIL UNIDO E MELHOR..  

Em 3 de outubro de 2012 12:09, Felipe escreveu:

Bom Dia ao Sr Cel PM Ventura! Estamos reativando o P/5 após 11 meses inativado. Nosso Cmt é favorável ao evento. Creio que podemos apreciar a idéia. VSa ainda tem o interesse? Temos a relação dos Veteranos? Fico no aguardo. Obrigado...Cap PM Felipe ----- Original Message ----- From: MARCOS RENATO VIEIRA UOL To: Felipe Sent: Saturday, August 18, 2012 7:29 AMSubject: Re: Pedido do Sr Cel PM Ventura para Evento Constitucionalista
Bom dia Felipão......Vamos tratar deste assunto pessoalmente. A princípio SIM, como resposta, ok?
Ten Cel Marcos
Enviado via iPad
Em 18/08/2012, às 02:12, "Felipe" escreveu:
Boa Noite ao Sr Ten Cel PM Marcos Renato! 1. Venho relatar à VSa que o Sr Cel PM Märio Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos 32 - MMDC, me relatou que à muito tempo atrás, conseguiu reunir no Túnel de Cruzeiro, os Veteranos Paulistas e Mineiros e inauguraram um monumento na divisa de Estados.2. Ele me pediu para apreciar a viabilidade de refazer citado evento em 10Nov12, onde reuniria novamente os Veteranos sobreviventes Paulistas e Mineiros.3. Para isso, tal como foi no passado, a participação do CPI/1 (23° BPM/I) e 6ª Região PM seria imprescindível.4. Solicito apreciar a viabilidade de participação neste evento. Obrigado....Cap PM Felipe

Mario Ventura celmario@gmail.com
23:13 (5 minutos atrás)
para Antônio
CARÍSSIMO MENDES
Para conhecimento da mensagem do CÉSAR TORRES.

De: Mario Ventura

Data: 3 de outubro de 2012 23:12
Assunto: Fwd: César Torres manda notícias
Para:
MARINEI Mande para o CÉSAR TORRES o currículo do CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, bem como dê ciência a ele da mensagem do mesmo.

De: Mario Ventura
Data: 3 de outubro de 2012 23:10
Assunto: Re: César Torres manda notícias
Para: César Torres

PREZADO CÉSAR TORRES Estamos ainda vivendo as dezenas de eventos comemorativos dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista. O número de combatentes vivos caiu agora para 37. Nas solenidades de 1º de outubro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, quando outorgamos a Medalha CONSTITUCIONALISTA para o Presidente da Câmara Federal, MARCO MAIA, pelo seu empenho na realização da exposição inédita da Revolução de 32 na Câmara dos Deputados em BRASILIA, anunciamos a ideia de FEDERALIZAR A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, face o seu cunho nacional. No próximo dia 20 de outubro, no Monumento Mausoléu do Ibirapuera, condecoraremos o Cmt da 5ª Região Militar, sediada em CURITIBA, bem como o Presidente do Círculo Militar do PARANÁ, na reunião mensal da COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32). Uma caravana desse Estado se deslocará para o nosso Monumento Mausoléu já dentro da idéia de federalização do Ideal Democrático de Direito. Solicito suas idéias a respeito desse nosso desiderato. É um programa audacioso, mas que já está dando bons frutos.
Toda sugestão nesse sentido será muito benvinda, pois só acredito no sucesso com a UNIÃO de todos - A UNIÃO FAZ A FORÇA. Programaremos a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para o terceiro sábado do mês de novembro, em reunião da COFAM. Mande-me o currículo do terceiro indicado para a confecção dos respectivos diplomas. Colocarei o CORONEL PM MENDES a par de sua mensagem.Também pedirei para a MARINEi encaminhar o currículo do CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS.  
Em 3 de outubro de 2012 17:17, César Torres escreveu:
Prezado Coronel:
Emitimos os diplomas da medalha da Associação dos Artilheiros Antiaéreos nos nomes que o senhor nos passou. Estava aguardando os currículos, mas envie quando puder, sem pressa. Já tenho o seu e o do Coronel Mendes, só falta o do Capitão.
Os nossos nomes para a medalha Governador Pedro de Toledo são:
- Maj QOEM  Jorge Emerson Ribas Siqueira de Lima 
- Sr. Roberto Ortiz
- Maj Cav Gustavo Schiffner
Em anexo, seguem os currículos do Ortiz e do Major Schiffner. O do Major Ribas mandarei em breve.
Att,
César Torres.

Atualizado: 03/10/2012 21:01 | Por Wilson Tosta e Marcelo Portela, Estadao.com.br - Em comício, Dilma responde a críticas feitas por Aécio.
BELO HORIZONTE - A presidente Dilma Rousseff deu nesta quarta-feira, 3, duras respostas ao senador Aécio Neves...
BELO HORIZONTE - A presidente Dilma Rousseff deu nesta quarta-feira, 3, duras respostas ao senador Aécio Neves (PSDB), que nos últimos dias repudiou sua participação na campanha eleitoral de Belo Horizonte como uma interferência "estrangeira" na política mineira. No comício final do candidato do PT à prefeitura da capital, Patrus Ananias, Dilma, na Praça da Febem, no bairro do Barreiro, que os petistas consideram o berço do partido na cidade, sem citar Aécio, acusou-o de ter uma "visão mesquinha da vida" e afirmou que, durante a ditadura, saiu de Minas Gerais para escapar da perseguição política, não para "passear" ou "ir à praia", em clara referência à residência que o tucano mantém no Rio de Janeiro. Com expressão grave, a presidente disse várias vezes que queria dar algumas respostas a críticas que recebeu. Na segunda-feira, Aécio, principal cabo eleitoral da campanha à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB), declarou que a "população conhece melhor que qualquer estrangeiro" em quem deve votar. "Eu nasci em Belo Horizonte, andei pela primeira vez aqui em Belo Horizonte. Aqui estudei, fiz colégio estadual, depois entrei na faculdade. Aqui em Belo Horizonte aprendi uma coisa importante, que os mineiros sempre tiveram: a capacidade de lutar por seu País. Aprendi a lutar aqui. Como sou estrangeira, se saí daqui porque lutei contra a ditadura? Não saí para ir à praia, não saí para passear. Saí porque começou aqui um forte processo de perseguição. Quero dizer a vocês aqui que na minha veia corre o sangue de Minas Gerais. Por isso sou presidente de todos os brasileiros", discursou, sob gritos de Dilma, Dilma, Dilma, dos participantes do ato público. Várias vezes, a presidente declarou que não desembarcou na cidade "para falar mal de ninguém", mas repetiu mais de uma vez que queria "responder" a críticas feitas pelos adversários durante a campanha. "Nunca antes na história do nosso Estado a política foi tão pequena. Me chamam de estrangeira por não ser do partido deles. Chamo todos de conterrâneos. Esse pessoal que diz que sou estrangeira, acho eles muito estranhos, muito suspeitos", disparou, mais uma vez sob aplausos das cerca de 2,5 mil pessoas que, segundo a Polícia Militar, participaram do comício. O discurso inflamado de pouco mais de 25 minutos - todos os outros participantes fizeram discursos de pouco mais de um minuto, como o vice-presidente Michel Temer - foi um chamado à militância para tentar mudar a situação mostrada pelas pesquisas eleitorais. Até o início da semana, levantamentos indicavam possibilidade de Lacerda vencer no primeiro turno. "Ninguém pode achar que é dono de Belo Horizonte, de Minas Gerais. Se vocês aceitarem que essas pessoas se deem o direito de chamar quem é daqui de Minas de estrangeiro, vocês vão acordar e só vai ter um mineiro que é ele. Não vai ter mais ninguém. É estarrecedor", declarou, rebatendo ainda uma série de outras críticas feitas ao PT e ao governo federal. Marta. Além das críticas feitas na campanha em Belo Horizonte, a presidente também se referiu às críticas à nomeação da senadora Marta Suplicy (PT) para o Ministério da Cultura. "O que estão falando por aí, que é um absurdo, que a ministra da Cultura virou ministra por causa de São Paulo. Vai ser uma das melhores ministras da Cultura desse País. Ela sabe dirigir e mostrou isso na prefeitura", salientou, referindo-se à gestão da correligionária na prefeitura paulistana. "E nossa cultura é uma coisa muito importante. Vamos dar muito valor à cultura. É a alma da gente. É onde sabemos, todos nós, que somos mineiros e brasileiros. Quem anda falando essas coisas vai pagar com a língua", concluiu.
SÃO PAULO - A quatro dias da eleição, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, caiu para 25% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 3. Ele caiu cinco pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior, feito na semana passada, e agora aparece empatado tecnicamente com o tucano José Serra, que tem 23%. O petista Fernando Haddad vem logo atrás, com 19%, e o peemedebista Gabriel Chalita, com 11%. Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo realizada nesta terça-feira, 2, mostrou que o candidato do PRB obteve 27%, ante 34% da medição anterior do instituto. Serra e Haddad seguiram empatados com 19% e 18%, respectivamente. Em um eventual segundo turno contra Serra, Russomanno venceria por 47% a 35%. Ele venceria também Haddad, por 45% a 36%. Em um eventual confronto entre PSDB e PT, Haddad ganharia por 44% a 39%. O Datafolha ouviu 2.100 eleitores entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01536/2012.
O Diário Oficial desta quarta-feira publica as transferências para a reserva de dois TENENTES-CORONÉIS no posto de CORONEL: VALDECI DONIZETI COLETA, da 4ª EM/PM  e ANTÔNIO CARLOS MARTINS, do CCB. VALDECI nasceu em 2 de abril de 1959. Entrou para a PMESP em 3 de maio de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a capitão. Foi promovido a MAJOR em 24 de maio de 2006. Também não tenho a sua data de promoção a TENENTE-CORONEL.
ANTÔNIO CARLOS MARTINS nasceu em 14 de junho de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1988; CAPITÃO – 25 de agosto de 1995. Não tenho as datas das promoções a major e a tenente-coronel.
3 DE OUTUBRO DE 2013  :   - QUINTA-FEIRA
Uma viatura dirigida pelo CABO PM MICHETTI, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco vem me buscar às 6 horas. É que hoje haverá a passagem da Presidência do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA’, além da entrega das medalhas do Núcleo. Quando chego na APMBB encontro o WILLIAM MASCARENHAS e o THELL DE MORAES tomando café no refeitório dos oficiais. Cumprimento vários oficiais da Academia, que lá se encontram. Depois, recepcionamos os convidados pelo Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA. Nosso Comandante da APMBB, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO HEISSHAUPT PEREZ sempre demonstrou um carinho todo especial pelos revolucionários de 32 e tem no núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” um cartão de visitas da própria Academia.
A maior autoridade presente é o VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO. Ele irá presidir a solenidade.
Após serem homenageados vários oficiais e alunos oficiais que aniversariam neste mês de outubro, se processa a passagem da Presidência do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”. O aluno oficial CALDEIRA, que daqui há 72 dias será declarado ASPIRANTE A OFICIAL, entrega a direção do núcleo para a aluna oficial do 2º CFO, MANUELLA CHRISTINA DE SOUSA. Juntamente com o Cmt da APMBB, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO, vamos presidir essa cerimônia. Todos os alunos oficiais que participaram da gestão anterior e aqueles que compõem a nova diretoria estão presentes ao ato. 
Recebem o COLAR “CADETE PM RUYTEMBERG ROCHA – O CADETE PM HERÓI DE 1932”:
VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRONIO, Comandante do 8º DISTRITO NAVAL;
MESSIAS JOSÉ LOURENÇO
CORONEL PM EDSON FERRARINI – DEPUTADO ESTADUAL
CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES
CORONEL PM ANTONIO CÉSAR CARDOSO – Comandante da EEF
CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO – Comandante do CPTRAN
CORONEL PM ERIK HOELZ COLLA – Comandante do CCB
TENENTE-CORONEL PM AIRTON EDNO RIBEIRO
MAJOR PM RENATO MAXIMIANO DA SILVA.
Recebem a MEDALHA “CADETE CONSTITUCIONALISTA:
ESTANDARTE DO HPM
CAPITÃO PM MAURÍCIO DOMINGUES FERREIRA
CAPITÃO PM ALEXANDRE ROBERTO LUIZ
CAPITÃO PM ADALBERTO GIL LIMA MENDONÇA
CAPITÃO PM VERGÍLIO CORRÈA MARIANO
CAPITÃO PM CLODOALDO DONIZETTI DA CRUZ
1º TENENTE PM REGINALDO ALVES DE SOUZA
1º TENENTE PM DIVALDO GREMES
1º TENENTE PM GILSON RUBENS TOZATTI
1º TENENTE PM LUIZ FERNANDO DE LIMA PAULO
1º TENENTE PM LUÍS ROBERTO REIS TEIXEIRA
1º TENENTE PM MICHELINA TONIATO
1º TENENTE PM EVELYN BRANCHINI
1º TENENTE PM MÚSICO ISMAEL ALVES DE OLIVEIRA
ALUNO OFICIAL HERMES VEIGA CASANOVA
ALUNO OFICIAL ADRIANO HENRIQUE DE CARVALHO
ALUNO OFICIAL SILVIO DE OLIVEIRA ZANDONADI
ALUNO OFICIAL HENRIQUE FELISONI SQUASSONI
ALUNO OFICIAL CLAITON ALMEIDA ROCHA
ALUNO OFICIAL EDERSON SILVA BALDUINO
ALUNO OFICIAL MAURÍCIO PEDRO SANTOS
ALUNO OFICIAL BOANERGES MIRANDA SANTOS
ALUNOS OFICIAL FRANCISCO VENTURA BIRRER
ALUNO OFICIAL ARUAN BACCARO DE FREITAS
ALUNO OFICIAL ,MANUELLA CHRISTINA DE SOUSA
SUB-TENENTE PM MÁRCIO RAMOS DOS SANTOS
1º SARGENTO PM CARLOS ALBERTO DOS SANTOS
 1º SARGENTO PM LUÍS ANTONIO DA SILVA
2º SARGENTO PM FÁBIO FERREIRA DE MORAIS
CABO PM LUÍS CARLOS DE GÓES
CABO PM DJAIR APARECIDO RIBEIRO
SOLDADO PM TIAGO SOARES DE FREITAS
SOLDADO PM CARLOS ALBERTO ALVES JÚNIOR
DOUTOR JOAQUIM DIAS ALVES
DOUTOR JOSÉ D´AMICO BAUAB.
Ao condecorar o JOSÉ D´AMICO, nosso conhecido de longo tempo, que muito já fez pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, convido-o a assumir o cargo de Diretor da Comunicação Social da Diretoria Executiva. Ele aceita. Esse cargo ficou vago ontem, quando a CAMILA GIUDICE entrou com uma carta aberta solicitando substituição dessa função. Ela montou uma firma e não tem mais tempo de participar das nossas reuniões. Também deixa de ser a presidente da COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32). O JOSÉ D´AMICO aceita assumir a Diretoria de Comunicação Social.

Após essa cerimônia muito importante para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, uma viatura me conduz até a sede do MMDC, onde teremos pouco tempo para resolver os casos que estão pendentes. É que preciso estar às 16 horas no escritório de advocacia do ROMAGNOLI e JANAÍNA, a fim de entregar um processo que estão movendo contra a minha pessoa.
No horário combinado chego ao escritório dos advogados, mas eles estão fora, em razão de serviços que precisam executar.
Por telefone, assim que chego em casa, consigo falar com JANAÍNA. Ela se dispõe a vir até em casa para possibilitar a assinatura da procuração para que seja feita a defesa contra um desafeto que tenta me prejudicar.
Cansado, pouca coisa posso fazer hoje. Minhas memórias estão atrasadas desde o dia 1º de outubro. Os eventos marcados para essas datas iniciais de outubro estão tomando conta do meu tempo todo.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 2-10-2013
Aplicando à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado, nos autos do Conselho de Justificação 237-13 - TJMESP (processo de origem GS-416-11-SSP) + Protocolo ATP GS 12.128-13-SSP, que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o 1º Ten. Res. PM RE 102676-3 Jorge Cristiano Luppi, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, aplica-lhe, nos termos do art. 23, I, alínea "c" e parágrafo único, da LC 893-2001, a pena de demissão, a produzir efeitos desde 13-8-2013, cuja execução, entretanto, fica suspensa em razão de precedente exoneração do justificante, conforme ato publicado no Boletim Geral PM nº 95, de 23-5-2011, procedendo-se às anotações de estilo em seu assentamento individual, com a finalidade de resguardar eventuais interesses da Administração;
à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar, nos autos do Conselho de Justificação 223-12 - TJMESP - vols. I ao VIII (processo de origem GS-1314-10-SSP) + Protocolo ATP GS 11.997-13-SSP, que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o Ten. Cel. PM RE 791837-2 José Carlos de Campos, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, aplica-lhe, nos termos do art. 23, I, alínea "c" e parágrafo único, da LC 893-2001, a pena de demissão.

Caríssimo Cel. VENTURA, boa noite! - Agradeço ao nobre amigo a acolhida dispensada aos nossos afilhados em ambas solenidades. Destaco sua fala sempre oportuna e objetiva elucidando a imperiosa necessidade de levar aos rincões da nacionalidade a brasilidade dos ideais de 32, neste grave momento de sua trajetória. Que Deus lhe nutra de energia para levar adiante a profícua gestão que exerce. Muito obrigado ! Com real estima e consideração, Mariano Taglianetti.

Caro Cel Ventura, O Cmt da 3ª Cia do 6º BPM/M, na pessoa de quem está sendo representado pelo 1º Ten PM Terron (que me enviou o e-mail abaixo e tbem me telefonou), após pedirem autorização para o Cmt do CPA: Cel Mauro Riciarelli, pretendem em Solenidade a ser realizada no Pq Chico Mendes em São Caetano do Sul, agraciar 05(cinco) PM da região, que estão para se aposentar. -Solicitaram-me permissão para entregar 05 Medalhas do MMDC LESTE, o que autorizei. - Levo ao conhecimento do Sr., para que, se possível compareça, pois o Pessoal do "ABCD" já pediram reunião e apoio a mim, para eles tbem montarem um Núcleo do MMDC em "Sto André, S. Bernardo, S. Caetano e Diadema" para tbem estarem divulgando a Epopéia de 32. O Evento será: - 08/10/13 às 18:30h (3ª feira à noite). - Local: Parque Chico Mendes; - End.: Av. Fernando Simonsen, 566 - São Caetano do Sul. Solicitarei ao Tenente Terron que faça contato com o Sr. aí na sede da Soc Vet 32-MMDC (F.: 3105-8541) no sentido de disponibilizar e viabilizar locomoção, se for possível vosso comparecimento. Tbem estarei enviando os Ofícios e Diplomas para que o Sr. possa fazer a gentileza de assinar.
Obrigado, Ten Natanael.
Natanael, boa tarde.
Segue as planilhas preenchidas para os graduados que serão agraciados. Além deles, será feito entrega de Láureas. A solenidade será realizada no Pq Chico Mendes em São Caetano do Sul, dia 08Out13 às 18h30. será realizado à noite pq utilizaremos tochas. O endereço é Avenida Fernando Simonsen, 566, Cerâmica,São Caetano do Sul - SP
O endereço da 3a Cia é Avenida Goiás, 2000. Como disse anteriormente, faremos alusão ao final da revolução de 32. Se vc puder, chega um pouco antes para conversarmos. Se quiser almoçar, pode vir também, eu pago.
Abraços.
João Francisco Terron
1 Ten PM
O Tribunal de Justiça marcou para a próxima terça-feira, dia 8 de outubro, uma audiência de conciliação entre a USP e representantes dos estudantes, trabalhadores e docentes da instituição. Hoje, a universidade entrou com um pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria ocupado por estudantes desde o dia 1º de outubro. Os universitários querem pressionar pela aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e de vice-reitor. O Sindicato dos Trabalhadores da USP manifestou apoio à ocupação da reitoria e a greve decretada pelos estudantes.

A juíza LIZANDRA MARIA LAPENNA, do 5º Tribunal do Júri, acolheu a denúncia do promotor ROGÉRIO LEÃO ZAGALLO contra MARY VIEIRA KNORR, de 53 anos, apontada como a responsável pelas mortes das duas filhas, PAOLA KNORR VICTORAZZO, 13 anos, e GIOVANNA KNORR VICTORAZZO, de 14 anos, no mês passado. Os corpos das duas foram encontrados dentro da casa da família, no BUTANTÃ, na zona oeste de SÃO PAULO. A magistrada também deu parecer desfavorável quanto à insanidade mental da acusada, transferida do Hospital UNIVERSITÁRIO na quarta-feira, dia 2 de outubro, para o Hospital Psiquiátrico PINEL, em PIRITUBA, na zona norte. A pena por homicídio qualificado, sugerida na denúncia do Ministério Público, pode passar de 30 anos de prisão, levando em conta o número de vítimas e os agravantes citados pela Promotoria.

Um ladrão invadiu uma lan house no início da noite de ontem, em BARUERI e fez dez pessoas reféns. Armado com um revólver de brinquedo, o bandido, de 18 anos, disse, após ser preso, que precisava de dinheiro para sair da casa da mãe e morar sozinho. Os reféns disseram que ele parecia estar muito nervoso e falava palavrões o tempo todo. O nome dele não foi divulgado.

A Polícia Civil de CAMPINAS responsabilizou cinco pessoas pela morte do estudante de engenharia de controle e automação da UNICAMP, DENIS PAPA CASAGRANDE, de 21 anos, durante uma festa no campus da universidade no dia 21 de setembro. Além do casal MARIA TEREZA ALEXANDRINO PEREGRINO e ÂNDERSON MARCELINO FERREIRA MAMEDE, ambos de 20 anos, três jovens de 22, 16 e 15 anos,f oram indiciados por participação.

O empresário JOSUÉ DANTAS MARTINS NETO, de 54 anos, perseguiu um bandido que roubou o carro de seu amigo. Ele tentou atropelar o assaltante e foi assassinado com um tiro nas costas hoje pela manhã, no bairro da POMPÉIA, na zona oeste da capital. O criminoso e dois parceiros fugiram. O trio tinha invadido um estacionamento do bairro e fugiu com três veículos. Nenhum dos criminosos tinha sido localizado nesta noite.

Uma professora foi encontrada morta dentro de uma fossa no quintal da casa em que vivia, em VILA CACHOEIRINHA, na zona norte de SÃO PAULO. O corpo de EFIGÊNIA ANTÔNIA SOFIA, de 44 anos, foi achado pela Polícia Militar nesta madrugada. O corpo estava de cabeça para baixo, só com as pernas fora do buraco, em meio ao esgoto. Um cunhado e um sobrinho da docente chamaram a policia. EFIGÊNIA estava desaparecida desde as 18 horas de ontem. Como ela não tinha o costume de sair à noite sem avisar, os parentes ficaram preocupados. Todos viviam no mesmo terreno que abriga três residências com quintal compartilhado na Rua CORONEL MARINHO SOBRINHO. A professora tinha o costume de abrir a tampa da fossa, que pesa cerca de quinze quilos, para jogar as fezes dos três cachorros que cuidava no buraco. Eles não mencionaram terem visto a presença de alguém suspeito nas redondezas ou alguma atitude diferente da professora no decorrer do dia do desaparecimento. O caso foi registrado no 13º Distrito Policial, na CASA VERDE, como morte suspeita e vai ser investigado pelo 28º DP (FREGUESIA DO Ó). A perícia foi requisitada e um exame necroscópico deve apontar a causa da morte.

Mergulhadores recuperaram o que podem ser mais restos humanos do lugar onde o navio COSTA CONCÓRDIA naufragou no ano passado, em frente à ILHA DE GIGLIO. A Defesa Civil da ITÁLIA informou, na semana passada, ter achado restos que poderiam ser das duas vítimas do desastre ocorrido no dia 13 de janeiro de 2012, quando o navio virou e afundou parcialmente, matando 32 pessoas. Todo o material vai ser submetido a testes de DNA.

Pelo menos 130 pessoas morreram, hoje, quando um barco que levava imigrantes africanos para a ITÁLIA, afundou em frente à ILHA DE LAMPEDUSA. Centenas de passageiros, a maioria absoluta formada por imigrantes africanos, se lançaram ao mar para tentar se salvar. 94 corpos foram localizados dentro da embarcação. Havia ainda cerca de 250 pessoas desaparecidas. O barco levava entre 400 e 500 passageiros. A maioria dos corpos encontrados é da SOMÁLIA e da ERITRÉIA. Entre as vítimas estão pelo menos quatro crianças e uma mulher grávida. Os primeiros relatos apontam que um grupo ateou fogo no barco para chamar a atenção e pedir ajuda, mas, por causa do combustível, o incêndio fez com que a embarcação afundasse rapidamente.

ROSANGELA MACIEL, mãe da ativista brasileira presa em 18 de setembro na RÚSSIA junto com outros 29 integrantes do GREENPEACE por organizar um protesto em uma plataforma petrolífera no ÁRTICO, fez um apelo à presidente DILMA ROUSSEFF para que interceda junto ao governo russo e antecipe o retorno da bióloga. ANA PAULA foi acusada hoje formalmente de pirataria e pode ser condenada a 15 anos de prisão.

O CAPITÓLIO, sede do Legislativo norte-americano, foi fechado, hoje, por cerca de 40 minutos depois que tiros foram disparados do lado de fora do prédio. O tiroteio começou após uma perseguição policial a um carro. Uma suspeita foi morta e dois policiais ficaram feridos. A mulher, que teria problemas mentais, tentou ultrapassar uma barreira de segurança da CASA BRANCA. Uma criança de um ano estava dentro do veículo, mas não ficou ferida.

3 DE OUTUBRO DE 2014    :    - SEXTA-FEIRA
Uma viatura da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS vem me buscar às 8 horas desta manhã. A VIA DUTRA está muito congestionada. Com auxílio da sirene da viatura e a habilidade do motorista conseguimos superar esse trânsito maluco.
Na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS somos recepcionados pelo CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ e seus oficiais. Conversamos durante um bom tempo sobre a situação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Explico a ele que a sede deverá ser transferida da Rua ANITA GARIBALDI, 25, pelas insustentáveis condições surgidas ao longo dos últimos anos (infiltração de águas pluviais e trincamentos nas paredes do prédio que  compromete o uso do imóvel que pertence à Prefeitura de SÃO PAULO). Conto a ele a audiência que tive com o Comandante Geral e que uma solução está para acontecer. Comparecem para esta solenidade o Deputado Estadual CORONEL PM ÉDSON FERRARINI, candidato à reeleição. Também está entre nós nesta manhã o Deputado Estadual, MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES, candidato a Deputado Federal. Nossos associados FERNANDO MORENO e ANTONIO CARLOS ARISTIDES (quando cheguei à ESSds ele já estava presente) também participam do evento. O ARISTIDES, como sempre, fará a documentação fotográfica da cerimônia militar do evento.
A solenidade de hoje tem como ponto alto a encenação do episódio da morte dos mártires da Revolução: MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO bem como do ferido ALVARENGA, que vai falecer somente em 12 de agosto de 1932. Há também entrega das medalhas da Sociedade: MMDC, CONSTITUCIONALISTA e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
Cap PM Marcos Antonio de Menezes
1º Ten PM Karina Dalva dos Santos
1º Ten PM Marcos Muller
1º Sgt PM Edson Braz
1º Sgt PM José Candido Ferreira Neto
1º Sgt PM Marcelo Laureano Sérgio Ceribelli
2º Sgt PM Lucimara Santos da Costa Rodrigues
2º Sgt PM Ismael de Oliveira Barros
2º Sgt PM Alisson Rodrigues Barbosa da Costa
2º Sgt PM Elton Ferreira de Lira
2º Sgt PM Juliana de Cássia Antunes de Jesus
Cb PM Rosemeire Borges Sesztak
CbPmKely Cristina Lenzi    e
Cb PM Edson Félix da Silva.
Terminada a solenidade, vamos tirar muitas fotos com os participantes da tropa e aqueles que assistiram o transcorrer brilhante do evento. CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO participa dessa sessão de fotos, bem como o CORONEL PM ÉDSON FERRARINI e o MAJOR PM OLÍMPIO.
A mesma viatura que me foi buscar em GUARULHOS transporta-me agora para a PRAÇA DA SÉ. Encontro MARINEI sofrendo de dor de cabeça. Ela deve estar preocupada com o evento de logo mais na OAB-SP. São mais de 14 horas e vou almoçar num restaurante da PRAÇA JOÃO MENDES com nossos grandes colaboradores MAURO e OLIVEIRA.
Por volta das 18 horas já estamos na OAB-SP. MARINEI se recupera da enxaqueca. WILLIAM MASCARENHAS nos auxilia muito nesta tarde. Ele vai conosco para o local da nova cerimônia envolvendo a Sociedade.
MARINEI e o cerimonial da OAB-SP vão cuidar dos detalhes da solenidade e eu recepciono os primeiros convidados que estão chegando.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES será o cerimonialista do evento. Aguardamos a chegada do Secretário de Segurança Pública até 19:30 horas. Ele foi chamado ao Palácio dos Bandeirantes e não poderá comparecer. Inicia-se a cerimônia alusiva ao 82º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932:  
                                SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”
             SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 - M.M.D.C.

                       (Reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual Nº 5.530 de
                               14/01/1960 e Decreto Municipal Nº 8.790 de 23/05/1970
                             Rua Anita Garibaldi, 25 – Fone/Fax 3105-8541
                                        CEP. 01018-020 - SÃO PAULO – SP
                                                                      sociedade32@gmail.com



ROTEIRO DA SOLENIDADE ALUSIVA AO 82º ANIVERSÁRIO DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.


Duração Prevista: 50 Minutos
Início: 19h

Cerimonial OAB/SP:
Composição mesa – (não pode comparecer)
Canto do Hino Nacional
Palavras da Desembargadora MARIA CRISTINA ZUCCKI, que preside a mesa de trabalhos
Palavra Dr. Humberto Luiz Borges D’Urso - Diretor Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP
Palavras do Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC

Cerimonial da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
Leitura do Decreto do Colar da Vitória nº 58.071 de 24 de maio de 2012.
O Colar da Vitória, evocativo dos 80 (oitenta) anos da Revolução Constitucionalista, é instituído pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, e tem por objetivos homenagear personalidades brasileiras ou estrangeiras, bem como instituições que tenham colaborado para a divulgação de estudos relacionados com a nossa História e em particular àqueles que dizem respeito à gloriosa epopéia da Revolução Constitucionalista de 1932.
Outorga do Colar da Vitória para:
Exmo. Dr. Fernando Grella Vieira – DD Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (Não pode comparecer, tendo sido chamado ao Palácio dos Bandeirantes)
Meritíssima Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Unidade Conde de Sarzedas Dra. Maria Cristina Zucchi (Presidente da Mesa de Trabalhos)

Exmo. Dr. Marcos da Costa – DD Presidente OAB/SP
(impedido de comparecer. O Dr HUMBERTO LUIZ BORGES D´URSO recebe o COLAR DA VITÓRIA para lhe ser entregue).
Meritíssima Desembargadora Dra Maria Cristina Zucchi fala em nome de dos agraciados do Colar da Vitória
Leitura do Decreto nº 814 de 26 de dezembro de 1.972 Medalha Governador Pedro de Toledo
A  “MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”, foi criada com fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado dignas de especial distinção.
É, portanto, uma Medalha definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade pelos quais se bateram os Veteranos de 32.
Outorga da medalha Governador Pedro de Toledo:
Delegado de Polícia                     Dr. JÚLIO GUSTAVO GUEBERT
TENENTE-CORONEL QOPM     TÚLIO SÁVIO PINTO DE FREITAS
Capitão PM                                     HONORATO GITIRANA DE SOUSA JÚNIOR
1º Sargento INF                             FRANCISCO NEY MOTA
3º Sargento PM                              ANDERSON CHRYTIAN DE ANDRADE
Doutor                                              EVANDRO LUIZ DE MELO LEMOS
Doutor                                              ALESSANDRO DE OLIVEIRA BRECAILO
Doutor                                              ANTONIO RICARDO MIRANDA JUNIOR
Doutor                                              MARTIM DE ALMEIDA SAMPAIO
Doutora                                           KÁTIA BOULOS
Doutor                                              JOSÉ DE ÁVILA CRUZ
Doutora                                           ADRIANA DE MELO NUNES MARTORELLI
Doutor                                              NORBERTO DA SILVA GOMES
Doutor                                              RICARDO DE MORAES CABEZON
Doutor                                              RUBENS DA SILVA
Doutor                                              RUI AUGUSTO MARTINS
Bacharel em Direito                      CLARICE MARIA DE JESUS D’URSO
Sr.                                                      THEOCRITO APARECIDO MARTINS MORAES
Dr. Antonio Ricardo Miranda Júnior - Presidente da 116ª Subseção da OAB/SP (Jabaquara/Saúde). Fala em nome dos agraciados da medalha Governador Pedro de Toledo
Palavras do Dr HUMBERTO D´URSO - Faz uma breve digressão sobre o histórico de cada agraciado dos indicados pela OAB-SP para o recebimento da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Entrega um brazão alusivo à Revolução de 1932, por ocasião dos 25 anos transcorridos da EPOPÉIA, em 1957. Também entrega um pote com munição daquela época.
Encerramento da solenidade pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32. Um Coquetel de confraternização vai encerrar o evento. Nomeamos o TENENTE-CORONEL TÚLIO SÁVIO PINTO DE FREITAS, da Policia Militar do AMAZONAS, que está concluindo o CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA na Academia Militar do Barro Branco, para ser o nosso "embaixador" naquele Estado. Doutora KÁTIA BOULOS quer auxiliar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC no campo cultural. Pretende reunir todos os colegas da Faculdade de Direito e sugiro a ela que faça essa reunião, em 2015, no Monumento Mausoléu do Ibirapuera, que está para ser devolvido a nós depois do restauro que ainda está em andamento.
Durante o final do evento, emocionado, tenho um problema sério nas vistas, que ficam embaçadas. MARINEI tem me auxiliado muito, não só nessa maratona de eventos, mas também no transporte até minha residência. Colabora eficazmente para o sucesso de nossas ações em situações até adversas. Hoje, por exemplo, quando cheguei no MMDC ela estava sofrendo de enxaqueca. Mas, com denodo, supera todos esses problemas em benefício do nosso Idea. Pena que às vezes é mal entendida por alguns dos nossos associados, principalmente quando eles não são atendidos como querem, complicando todo o trabalho sério que ela vem desempenhando.  

Recebo nesta noite a mensagem de JOSÉ D´AMICO:
 Amadísimo coronel Ventura,
 Perdoe-me só agora responder-lhe !
Este período eleitoral é muito complicado para mim, dificultando-me inclusive minha ida à solenidade ocorrida na OAB-SP. Este e.mail, por exemplo, estou escrevendo ainda aqui no TRE.
 As palavras do senhor, uma vez mais , calam fundo em meu coração !
 A homenagem ao nosso também amado Poeta de São Paulo , no último dia 30 de setembro, foi a mais comovente que vi em relação a pessoa dele nestes 15 anos em que o acompanho desde a fundação do CEMEL, e a felicidade se tornou completa porque o senhor participou dela, outorgando-lhe o Colar da Cruz do Mérito Constitucionalista, linda comenda que ele fez questão de mantê-la em seu pescoço durante todo o tempo em que lá esteve.
 Tudo que eu imaginava desde o início dos longos preparativos dessa homenagem era que o senhor tivesse uma participação afetiva e efetiva nela e isso Papai do Céu nos permitiu ! O senhor inclusive há de se lembrar , meses atrás, quando Camila e eu lhe perguntamos sobre a possibilidade de condecorar o Poeta na inauguração da exposição de Tiago Berg no IHGSP .Quando começamos a pensar qual comenda o Poeta não havia recebido ainda e, num primeiro momento, parecia que ele tinha recebido todas, fiquei chateado, mas aí o senhor, no próprio dia 30, veio com a solução !

Espero que as fortes emoções desses últimos dias tenham mantido o coração do senhor absolutamente inteiro !
Continências espirituais,
Recruta Zezinho . 

Querido JOSÉ

Estou regressando agora da OAB-SP. Linda festa, sob a presidência da desembargadora MARIA CRISTINA ZUCCHI, que foi condecorada com o COLAR DA VITÓRIA, por indicação do Juiz ADIB CASSEB, Presidente do Tribunal de Justiça Militar.
E sabe por quê o Juiz CASSEB a indicou? Pelo brilhantismo dela no 30 de setembro. Essa indicação foi feita no TJM, quando levei o COLAR DA VITÓRIA para os juízes daquela Corte, em 1º de outubro. E não poderia me furtar a atender o nosso querido juiz CASSEB.
Pela manhã estivemos comemorando os 82 anos do término da Revolução na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS de PIRITUBA (1500 SOLDADOS).
Acaba, portanto, nesta noite a maratona de eventos que tivemos de 30 de setembro até hoje.
Iremos exercer o nosso direito de voto do domingo e descansaremos um pouco.
Conto com você no elo de amizade com o POETA PAULO BOMFIM. As 781 imagens do 30 de setembro são a prova de um trabalho sério e meticuloso, onde o nosso recruta ZEZINHO foi a alma de uma solenidade mais do que histórica, FANTÁSTICA!!!

O gerente de logística THIAGO DE OSTI CARDOSO LOPES, de 28 anos, morreu hoje de madrugada após ser baleado em uma tentativa de assalto, na VILA PRUDENTE, zona leste da cidade. A vítima estava na porta de casa após voltar de uma degustação de doces e salgados para a festa do seu casamento, marcada para o ano que vem.
Acompanhado da mãe, LOPES tinha acabado de estacionar o carro na garagem de casa, na Rua CÉSAR CANTU. Eram 23 horas de quinta-feira. Ao fechar o portão, ele foi abordado por três homens que, segundo consta no boletim de ocorrência, aparentavam ser menores de idade. Testemunhas ouvidas pela polícia disseram que o trio teria descido de um VOYAGE cinza. Um dos assaltantes apontou uma arma nas costas de LOPES, que não reagiu e entregou a chave do carro. Entretanto, um movimento brusco feito pela mãe da vítima assustou o ladrão, que atirou no gerente. Vizinha da família de LOPES, a advogada PATRÍCIA NIANTU disse ter ouvido o disparo e o pedido de socorro da mãe do rapaz. "Eu liguei para o 193 (ambulância) e a minha mãe para o 190 (polícia) para agilizar, já que essas centrais perdem muito tempo fazendo várias perguntas em vez de mandar logo o resgate", disse a advogada.
LOPES foi socorrido pela vizinha antes do resgate chegar. Ele foi encaminhado em estado grave para o Hospital SÃO CRISTÓVÃO, na MOOCA, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta da 1:40 horas de hoje. Ainda segundo relatos de testemunhas à polícia, o trio, que não levou o carro da vítima, fugiu a pé no sentido da Rua do ORATÓRIO. (reportagem de MÔNICA RIBEIRO E RIBEIRO para o DIÁRIO DE SÃO PAULO.

O garoto VRAJAMANY ROCHA, de 11 anos, testou nesta tarde, em SOROCABA, a prótese que ganhou do empresário NELSON NOLÉ. O menino teve o braço direito amputado após ser atacado por um tigre em julho, no Zoológico de CASCAVEL (PARANÁ). O braço artificial custa cerca de 20 mil reais.

A mãe da menina de três anos de idade maltratada pelo padrasto em ARAÇATUBA, no interior paulista, afirmou que não sabia da violência cometida pelo marido contra a filha nem da existência de vídeos. Em entrevista à TV TEM, SARA DE ANDRADE FERREIRA, de 21 anos, falou sobre o caso pela primeira vez. Para a polícia, ela sabia da existência dos vídeos e até ajudou o marido, o empresário MAURÍCIO MORAES SCARANELLO, de 35 anos, a gravar algumas situações.
SCARANELLO está preso desde o dia 26 e SARA perdeu a guarda da filha, que está em um abrigo, e foi indiciada por tortura, mas responde em liberdade. O pai da menina, o funileiro ANDERSON LUIZ DE SOUZA, de NOVA LUZITÂNIA, também no interior paulista, está inconformado e pediu a guarda da criança.
Os primeiros vídeos encontrados pela polícia no celular de SCARANELLO mostram ele impedindo a menina de dormir com gritos para que ela ficasse acordada. Em outra gravação, ele dá uma cebola para a enteada comer e diz que é maçã. "Na hora em que vi os vídeos senti muita raiva, porque até então eu confiava nele, eu deixava minha filha com ele. Nunca imaginei que isso ia acontecer, que ia vir da parte dele. O que ele fez não é certo, por mais que julgue que é uma brincadeira. Lógico que ele errou, ele está totalmente errado, tanto que está onde está", alegou SARA.
Outros vídeos divulgados depois mostram a menina com as pernas amarradas por uma fita. Quando ela tenta andar, cai por duas vezes. O padrasto ri da situação. Uma das gravações é feita pela própria SARA, no carro. A garota dorme sentada no banco de trás, sem a cadeirinha de segurança, e balança de um lado para outro. O padrasto diz que a menina ficou assim depois que "tomou uísque". Em depoimento, SCARANELLO disse que tudo era uma "brincadeira" entre ele e a menina.

Em SANTA CATARINA, duas delegacias e as residências de cinco policiais foram atacadas entre a noite de quinta-feira e o início desta manhã. Os ataques ocorreram em sete cidades catarinenses. No total, a Polícia Militar investiga 60 ocorrências supostamente associadas às ações criminosas, que começaram no último dia 26. As delegacias ficam em JOINVILLE e em LAGES. As casas dos policiais atacadas ficam em FLORIANÓPOLIS, GASPAR, SÃO JOSÉ, PALHOÇA e BIGUAÇU. Um ônibus em SÃO BENTO DO SUL e outro em CHAPECÓ foram incendiados.

Morreu no fim desta tarde, em CURITIBA, o ex-técnico LORI SANDRI, em decorrência de um tumor cerebral. Em sua carreira, ele comandou INTERNACIONAL, BOTAFOGO, GUARANI e outros 22 clubes, deixando o futebol em 2012, quando estava no BOTAFOGO-SP. O velório de LORI acontece amanhã na capital paranaense.

Um homem com sintomas semelhantes aos provocados pelo vírus EBOLA, que viajou recentemente para a NIGÉRIA, foi hospitalizado hoje na capital norte-americana, WASHINGTON. "Confirmamos que foi admitido um paciente no Hospital Universitário HOWARD, em estado estável, na sequência de uma viagem à NIGÉRIA, que apresenta sintomas compatíveis com os do EBOLA", disse a porta-voz do Hospital, KERRY-ANN HAMILTON". "Por cautela, ativamos os protocolos adequados ao controle de doenças e mantivemos o doente em isolamento", revelou, sem fornecer mais detalhes.

Ao menos 32 pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram pisoteados hoje no estado indiano de BIHAR, durante o festival religioso de DUSSEHRA na cidade de PATNA. Outras dezenas de pessoas ficaram seriamente feridas. Ainda não está claro o que desencadeou o pânico na multidão, que aconteceu no momento em que as pessoas deixavam o lugar, depois de acompanhar a queima de uma efígie gigante do demônio hindu RAVANA, como parte do festival que comemora a vitória do bem sobre o mal. As emissoras de televisão mostraram cenas de caos no local da tragédia.

Um novo vídeo divulgado hoje mostra mais uma decapitação praticada por membros do grupo ESTADO ISLÂMICO. Desta vez, a vítima é o refém britânico ALAN HENNING. O vídeo termina com um militante do EI ameaçando um homem identificado como PETER EDWARD KASSIG, americano. "OBAMA, você começou seu bombardeio aéreo contra SHAMS (SÍRIA) que mantém o ataque contra nossa população, então é apenas nosso direito atacar alguém do seu povo", disse o extremista. A veracidade das imagens não tinha sido confirmada até esta noite, mas todos os vídeos anteriores de reféns mortos eram verdadeiros.    

2 015      :    -       SÁBADO
MARLENE recolheu das ruas, após quase ser atropelada, uma cadelinha cega e a trouxe para casa, há dias. Ontem, nos postes do bairro foi colocado um cartaz onde dizia: "PROCURA-SE CACHORRINHA" - "Nossa cachorrinha desapareceu de nossa casa na rua VICENTE CELESTINO, travessa da rua NOEL ROSA. Ela está ceguinha dos dois olhos. Ela está velhinha e toma remédio para o coração. Estamos desesperados pelo Amor de Deus. Ajude-nos a encontrá-la. Ela atende pelo nome de MADONA. IDEVANIR DA FARMÁCIA."
No cartaz estão os telefones do senhor IDEVANIR e a MARLENE faz os contatos e, agora cedo, a família vem buscar a MADONA. É uma alegria muito grande. IDEVANIR chega a se ajoelhar na rua em agradecimento. Um sentimento pelo amor ao animal, pouco visto nos dias terríveis pelos quais passamos. É algo marcante para os familiares que cuidam da MADONA e MARLENE, que sempre gostou dos "bichos", está gratificada pela sua boa ação. O reconhecimento da família do senhor IDEVANIR é muito grande.

Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
A viagem ida/volta foi tranquila apesar do serviço metereológico haver previsto o contrário...
Cel. CARREIRO ficou satisfeito em conhecê-LO, está satisfeito com a HONRA que LHE foi dada, ficando entusiasmado com a solenidade. Escreverá sobre 32 em novembro e se for possível ainda em outubro.
Envia--LHE forte abraço.
Fraternal apreço e obrigado pelas fotos em "MEMÒRIAS..."Mariano.

Passo um sábado de "reciclagem", a fim de recuperar as forças para a semana que vem. Ao mesmo tempo, vou atualizando os primeiros dias de outubro e alimentando minhas memórias e os históricos da Sociedade Veteranos de 32, condensados em cinco volumes.

Histórico de Realizações e Participações nos meses de Agosto e Setembro de 2015
para mim, sociedade32, fer.moreno, lhcaparroz, mendes, josecarlos, camargoml, paesdelira
Caro Cel Ventura!!
Abaixo um breve histórico de minhas realizações em prol da Epopeia de 32 e participações e divulgação no contexto em prol da Sociedade Veteranos de 32 MMDC Epopéia de 32 e enaltecer a força pública atual Policia Militar do Estado de São Paulo associando a a Força Pública, nestes últimos 2 meses relembro que no esforço de Cunha tivemos uma importante vitória no compromisso de resgatar as homenagens na cidade de Cunha após a mesma ter abandonado a 4 anos e a inédita homenagem aos 106 professores da rede pública municipal de nesta mesma cidade em Praça Pública.
Na questão do Desfile Cívico da Santa Catarina na qual existe a 16 anos e participo dele na organização a 14 anos inclui no contexto a Sociedade Veteranos que sem custo integra desde os convites aos diplomas e troféus seu emblema como parceiro divulgando a Sociedade Veteranos de 32 MMDC nos últimos dois anos.
Ao apoio de nosso confrade do Núcleo de Itapetiniga Biajone um herói resgatando e identificando os pontos de batalha na Região do maior enfrentamento da America latina em tempo de combate. No dia 17/10 confirmo que me organizarei para levá-lo à Cerimônia em Capão Bonito caso o senhor queira, em conversa com o Biajone na noite de ontem ele se prontificou a " fazer uma vaquinha" e agora cedo confirmou para me ajudar no combustível de ida e volta e o meu almoço (são pessoas simples entusiastas que sabem o quanto custa estes deslocamentos na homenagem de cunha e visita a Buri, Capão bonito foram R$400,00 de pedágio e mais R$500,00 de combustível os associados acham um absurdo sair de bolso de entusiata e eu sempre explico a sociedade não tem recursos e dentro dela existe uma corrente que não permite o Cel Ventura o fazer) com isto viabiliza e poder conduzir o senhor para a Cerimônia de extrema importância para o resgate histórico da região, posso afirmar isto por te ministrado palestra aos lideres da comunidade de Buri - Fundão e ter visto lágrimas escorrendo dos olhos ao enaltecer a importância da região e ao final muito me agradeceram de estar os ajudando a reconquistar a história que eles próprios não deram a devida importância quando seus pais as contaram. Todo este esforço tem custo e por estar a Sociedade Veteranos de 32 MMDC "engessada" fica difícil a questão de patrocinadores. Vejo o Senhor Cel Ventura num esforço sobre humano carregando a Sociedade Veteranos de 32 MMDC junto com sua fiel escudeira Sra Marinei este ano passaram a ter um reforço de apoio o Sr Fernando Moreno e o Sr Caparroz, mas é pouco. Se a Sociedade não estivesse "engessada" nas tomadas de decisão poderíamos entrar com Projetos Culturais geridos pela Sociedade Veteranos que daria mais condições financeiras de divulgação da epopéia de 32 , vejo claramente como profissional de área o que acontece o senhor Cel Ventura é um Herói, como todos os associados e pessoas que já tiveram contato com o senhor o sabem.
Quanto à "audiência" no dia 08/10 estarei sim mas descrente de tomada de ações pontuais. Para isto é necessário renovação para acompanhar a dinâmica atual de legislações e não existe prova de que isto ocorrerá. E como lhe informei e o senhor sabe disto bem como amigos que a muito falaram antes destes últimos fatos... o que você faz pela Sociedade necessariamente não é preciso fazer por ela, mas isto não quer dizer que desisto da Epopéia de 32 ou de divulgar os feitos da Força Pública atual Policia Militar do Estado de São Paulo pelo contrário recebi um elogio esta semana de uma pessoa que me fez revigorar.
Com certeza vc faz toda a diferença em qualquer lugar que esteja....Tenho me calado, em respeito ao Sr Cel Ventura pois todos notaram eu não estar nas solenidades e nas últimas não estar com a Camisa tradicional da Sociedade Veteranos de 32 Imprensa por mim utilizada com muito orgulho nos últimos 3 anos. Alguns futuros associados no Vale do Paraiba até tentaram me indagar o que esta acontecendo pois tem próximo de 10 inscrições a serem realizadas, preferi me calar. Quanto a recuperação do tombamento do túnel da Mantiqueira( na última reunião na Casa Militar do Estado nos ficamos de retornar com o contato da OSCIP responsável pelo pedido inicial). Na Recuperação do trecho ferroviário da Garganta do Embau até Cruzeiro ..como tinha alertado suspendi as tratativas com as duas OSCIPs que já fazem gestão de trechos e exploração de trajeto turístico dentro de Minas Gerais, Jaguariúna x Jundiai; Sertãozinho não me sinto motivado a dar continuidade neste momento e no atual quadro "engessado" da Sociedade Veteranos de 32 pois em uma saída ou afastamento do Sr Cel Ventura não se dará continuidade. Como deve ter lido no agradecimento postado no facebook a união em parceria do projetos Nova Patrulha Mirim PTRM criado a 4 meses que esta um sucesso com mais de 100 crianças e adolescentes ( 100 que ficam longe do tráficoe este número deverá aumentar porque depois da visita ao obelisco mais pais estão procurando a presidente da ONG para cadastrar os filhos) dentro de uma escola em uma das regiões mais violentas de São Paulo Jd São Luiz e Jd Angela, projeto este sem patrocínio e o "Projeto Cantando com o Exercíto" já e vitorioso e muitos de nossos associados estão indo apoiá-lo e demais Associações de Reservistas das Forças Armadas.Esta união foi costurado por mim e era para estar sob cobertura da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, mas como faze-lo do jeito que esta "engessada" sobrecarregar o Senhor e Marinei jamais., Estou apoiando em parte legal para terminar de regularizar este projeto com os cadastros necessários mas já tem o apoio do conselho tutelar, Batalhão da PMESP da região, pais, mães responsáveis e a Prefeitura esta querendo apoiá-lo e sabemos porque neh!! Dependendo do que eu ouvir ou chegar a uma conclusão me manisfesto para os mais de 30 civis que indiquei e diversos oficiais e praças da Policia Militar, Exército e Aeronáutica que sempre me procuram para ouvir sobre a Sociedade Veteranos de 32 MMDC. De qualquer maneira quero deixar muito claro meu amigo Cel Ventura sou teu fã e da Marinei.
Abraço

Estimado ARISTIDES
Tenho certeza de que você está movido das intenções objetivas de ajudar a divulgação do Movimento Constitucionalista de 32, sem aquele interesse de muitos de simplesmente receber "medalhas". Isso aconteceu desde os primeiros momentos que nós nos conhecemos no Projeto sensacional de SANTA CATARINA.
Ocorre que os contatos escritos entre você e CORONEL PM PAES DE LIRA foram conflitados por situações opostas e considerados ofensivos. Isso precisa ficar esclarecido de uma vez por todas na reunião marcada para o dia 8 de outubro.
De minha parte, como você sabe, e isso vem de longa data (estou na Sociedade há 19 anos e a conheço muito bem, pois diariamente a frequento deste maio de 1996) encontro muita dificuldade pela ciumeira, dor de cotovelo, malquerença gratuita, entre alguns associados. Insinuações maldosas já foram feitas e nunca comprovadas de interesses de alguns em ganhar dinheiro a custa de pretensas vendas de medalhas. Isso é crime e quero realmente punir os que estão por detrás de situações ilícitas. Mas tudo não fica no campo de "fofocas" de alguns descontentes pela maneira que conduzo a presidência da Sociedade. Os invejosos criam essa situação pelas minhas costas e não têm coragem de colocar essas questiúnculas em pratos limpos. Como não conseguem atingir minha pessoa com essas insinuações injustas, levam o caso para possíveis quebras de itens estatutários. O sucesso da criação de núcleos, baseados nas finalidades de organizar entidades congêneres em outras cidades, é uma realidade. É lógico se posso organizar entidades congêneres em outras cidades, posso também criar e tenho obrigação de assim proceder, na própria cidade de SÃO PAULO. Os núcleos são extensões da própria Sociedade e são um sucesso na divulgação das tradições, ideais e interesses da Pátria, em concordância com os preceitos constitucionais, intransferíveis e impostergáveis, atribuídos a todos os brasileiros. Mas, pessoas maldosas interpretam as finalidades da Sociedade de maneira diferente.
Enfim, estamos trabalhando para o bem da Sociedade, sem interesse financeiro algum e isso todo mundo sabe. Não ser simpático a todos é inerente ao ser humano, falho em muitos pontos (também já cometi muitos erros, mas nunca voluntários). A mudança estatutária é uma necessidade, face à dinâmica cibernética. Não simplesmente alterar artigos e itens, sem atingir as exigências de uma ampla reforma. Por isso, levei todos os problemas da Sociedade para o alto escalão da Polícia Militar, a meu ver o único órgão sério que poderá ajudar nossos propósitos, visto que é a herdeira da Força Pública de 1932. Tenho ampla convicção que teremos resultados positivos após as duas primeiras reuniões preparatórias realizadas junto à Diretoria de Ensino e Cultura da Polícia Militar. Por decreto de setembro de 2006 a Polícia Militar é responsável pela administração, segurança, manutenção e restauro do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, onde também está instalada a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC desde 8 de dezembro de 1014. As razões da mudança da Sociedade para o Obelisco do Ibirapuera são conhecidas de sobejo de todos os associados, embora alguns mal intencionados critiquem o que fomos obrigados a fazer.
Nos últimos anos a nossa Entidade tomou vulto gigantesco e passou a ser conhecida em outros países. Isso precisa ser levado em conta na reforma do Estatuto, dando consistência à expansão da Sociedade. Os associados que possam ajudar a Sociedade nesse mister são muito bem vindos e aceitaremos sugestões de todos.
Finalmente, a 2 de outubro comemoramos o 83º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista e, no dia 8 próximo quero crer que também cessarão as hostilidades entre os integrantes do nosso querido MMDC.

A polícia investiga a identidade de mais uma das vítimas do pintor JORGE LUIZ MORAIS DE OLIVEIRA, que assassinou e enterrou seis pessoas na casa onde morava na FAVELA ALBA, na zona sul da capital. Um homem foi até o 75º DP do JABAQUARA e revelou que a ex-mulher dele, chamada KARINA, de 33 anos, pode ser uma das vítimas ainda não identificadas. Segundo o depoimento, a moça era usuária de drogas e abandonou a família para morar nas ruas. Ela, conforme o ex-marido, frequentava a região da favela. Na segunda-feira, as duas filhas de KARINA vão colher o material para fazer o exame de DNA e comparar com o dos corpos que estão no IML.

Um dos andares do EDIFÍCIO ITÁLIA, na região central da capital, pegou fogo nesta manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma panela do fogão do TERRAÇO ITÁLIA, em um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, causou incêndio no 41º e último andar, por volta das 8 horas. A PM, no entanto, disse que o fogo poderia ter começado por causa de produtos de limpeza utilizados no carpete do salão nobre. Não houve feridos. Sete equipes dos Bombeiros foram enviadas ao local, e as chamas contidas. No entanto, o espaço foi interditado. O restaurante cancelou as reservas para os próximos dias.

JUAN CARLOS OSÓRIO ainda não decidiu se largará ou não o SÃO PAULO para assumir o comando da seleção do MÉXICO. O técnico colombiano deixou seu futuro em aberto após a vitória de hoje à noite sobre o ATLÉTICO PARANAENSE por 1 a 0, no MORUMBI, que recolocou o time no G4 do BRASILEIRÃO.
A proposta é para comandar a seleção mexicana nas ELIMINATÓRIAS para a COPA DE 2081, na RÚSSIA. Além de tentadora, a oferta se somou à insatisfação de OSÓRIO com a diretoria tricolor. Desde junho, quando foi apresentado, ele perdeu oito jogadores e chegou a declarar que não confia nos dirigentes.
O ATLÉTICO MINEIRO sabe que sua missão de conquistar o título brasileiro é muito complicada, mas não deixa de acreditar. Hoje, o GALO foi ao Estádio COUTO PEREIRA e, apesar das dificuldades encontradas, conseguiu vencer o CORITIBA por 3 a 0 e diminuir a diferença para o líder CORINTHIANS.
Com o resultado, o time mineiro chegou a 56 pontos, quatro a menos em relação ao TIMÃO, que amanhã encara a PONTE PRETA. Obviamente, o ATLÉTICO MINEIRO vai secar o rival para se manter na briga pela taça.
Também hoje, o INTERNACIONAL venceu o SPORT, por 2 a 1, no BEIRA-RIO. Com gols de LISANDRO LÓPEZ e DOURADO, o COLORADO chegou a 44 pontos e voltou a sonhar com a LIBERTADORES - ÉLBER fez o gol dos pernambucanos.

Um policial reformado pela Polícia Militar de São Paulo matou o sogro, a sogra, a enteada, a enteada e a filha adotiva e se suicidou em seguida. O crime ocorreu em uma chácara no bairro FURNAS, zona rural de EXTREMA, no sul de MINAS. Segundo a PM mineira, o crime ocorreu por volta das 19:30 horas de ontem. Vizinhos disseram que o SARGENTO PM SÉRGIO RICARDO DA SILVA, de 53 anos, não teria aceitado o pedido de separação da companheira e os matou com uma pistola PT 380. Antes os dois teriam se desentendido em outro local e ele teria voltado para a casa da família da esposa. As vítimas são o sogro JOSÉ RIBAMAR DE MORAIS, 68 anos; a sogra CREMISA DE SOUZA AMORIM, 43; a mulher KÁTIA MARQUES DE MORAIS SILVA, 36; a enteada KAMILA MARQUES DE MORAIS SOUZA, 14; e a filha adotiva EVELLY MARQUES DA SILVA, 12. Após ouvir disparos, os vizinhos acionaram a PM. Os seis corpos acabaram levados para o IML de POUSO ALEGRE, também no sul de MINAS GERAIS.

Manifestantes se reuniram hoje à tarde na Avenida PAULISTA, região central da capital, em um ato de apoio à presidente DILMA e à PETROBRÁS. Ao mesmo tempo, se mostraram contrários às medidas de ajuste fiscal e pediram a saída do presidente da Câmara dos Deputados, EDUARDO CUNHA. Os organizadores estimam que 8 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar não forneceu estimativas. Um grupo de manifestantes fez uma encenação em que lembrava os problemas enfrentados pela PETROBRÁS durante o governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, em 1995.

A Controladoria Geral da União solicitou ao juiz federal SÉRGIO MORO, por meio de um ofício, acesso irrestrito aos documentos e inquéritos da OPERAÇÃO LAVA JATO, informou a assessoria da pasta. No ano passado, MORO já havia autorizado que a CGU compartilhasse os dados obtidos por meio das investigações do esquema de corrupção que atuava na PETROBRÁS. Embora já tivesse recebido aval do magistrado, o ministério alega que a decisão judicial dava livre acesso apenas aos documentos produzidos até aquele momento.

Documentos secretos do ITAMARATY obtidos pela revista "ÉPOCA" deste fim de semana revelam que o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA fez lobby para a ODEBRECHT, em 2013, na GUINÉ EQUATORIAL - país governando há 36 anos pelo ditador TEODORO OBLANG. No dia 13 de março, LULA esteve com empreiteiros brasileiros, que reclamaram sobre a demora do BNDES e o BANCO DO BRASIL para liberação de financiamentos na ÁFRICA, e depois encontrou-se com o vice-presidente da GUINÉ, IGNÁCIO MILAN TANG. O encontro foi testemunhado pela embaixadora do BRASIL em MALABO, ELIANA DA COSTA E SILVA PUGLIA. "LULA citou, então, telefonema que dera no ano passado ao presidente OBRANG sobre a importância de se adjudicar obra de construção do aeroporto de MONGOMEYEN à empresa ODEBRECHT", registrou em telegrama enviado ao ITAMARATY. Segundo a "ÉPOCA", a diplomata presenciou a atuação do ex-presidente a favor da ODEBRECHT. A ANDRADE GUTIERREZ, que também participava da concorrência do aeroporto, não contou com a ajuda do petista.

Os ESTADOS UNIDOS reconheceram, hoje, que podem ter bombardeado um hospital administrado pelo grupo de ajuda MÉDICOS SEM FRONTEIRAS na cidade afegã de KUNDUZ, em um ataque aéreo que matou pelo menos 19 pessoas. Outras 37 ficaram feridas e muitos pacientes e funcionários ainda estão desaparecidos. O Alto Comissáriado de Direitos Humanos da ONU classificou o episódio como um possível crime de guerra.
Entre os mortos confirmados estão 12 funcionários da MSF, quatro pacientes adultos e três crianças, conforme comunicou o grupo.
As forças dos EUA lançaram o ataque aéreo às 2:15 horas de hoje, no horário local, segundo o porta-voz, o CORONEL BRIAN TRIBUS. De acordo com o Ministério do Interior afegão, poderia haver terroristas escondidos no local.
A organização humanitária internacional condenou fortemente o terrível bombardeio aéreo de seu hospital em KUNDUZ. "Esse ataque constitui uma violação grave do direito internacional humanitário", disse a instituição por meio de um comunicado.
A entidade exige uma explicação da coalizão internacional em relação às suas atividades de bombardeio aéreo e pede também uma investigação independente sobre o ataque para garantir a máxima transparência e responsabilização. "Não podemos aceitar que essa terrível perda de vidas seja simplesmente descartada como danos colaterais", afirmou MEINIE NICOLAI, presidente do MSF na BÉLGICA.
O chefe do escritório de Direitos Humanos da ONU, ZEID RA´AD AL HUSSEIN, foi duro em seus comentários. "Esse evento profundamente chocante deve ser rapidamente investigado, de forma independente e seus resultados precisam ser tornados públicos", disse.
O incidente pode renovar as preocupações sobre o uso do poder aéreo dos ESTADOS UNIDOS no AFEGANISTÃO, uma questão controversa na guerra mais longa da AMÉRICA.
Os combates têm se intensificado em torno da capital da província do norte de KONDUZ desde que as forças do governo, apoiadas pelas potências aéreas americanas, começaram a investir para expulsar militantes talebans que tomaram a cidade há seis dias, na maior vitória de sua insurgência em quase 14 anos.
Apesar de o governo alegar que tomou o controle da área, a disputa acirrada com o TALEBAN continua. Forças de segurança afegãs abriram caminho em KUNDUZ, há três dias e membros do TALEBAN buscam refúgio nas casas de civis.
O secretário da Defesa norte-americano, ASH CARTER, disse que o país ainda tenta esclarecer como o ataque aéreo atingiu o hospital. "Uma investigação completa sobre o trágico incidente está em curso, em parceria com o governo afegão", afirmou, por meio de comunicado.