quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO BRASIL!!!!!

ATENÇÃO BRASIL

Dia 15/03/2015, domingo, nos reuniremos e sairemos as ruas de TODO O BRASIL pra pedir o IMPEACHMENT de DILMA ROUSSEFFcomo fizemos em 1992 com o então presidente Fernando COLLOR de Melo.
Não pagaremos R$4.00 no litro da gasolina porque roubaram a Petrobras, não aceitaremos R$3.50 pra andar de ônibus ou trem, não aceitaremos aumento nos impostos já absurdos como IOF, ICMS, IPTU, IPVA e etc.. Chega dos mesmos, dia 15/03/2015 todos nas ruas pelo IMPEACHMENT!!!!
Nosso protesto é pacifico, não será permitido bandeiras e camisas de partidos políticos e vândalos e black blocs serão detidos e entregues a policia pela própria população. Haverá jovens, adultos e idosos na manifestação, pedimos que todos vão de verde e amarelo como em 1992 com as cores do BRASIL e caras pintadas!!!
Quem não pode se deslocar até os locais combinados, reuna a vizinhança, vá pra calçada de casa de cara pintada, saia do sofá e fique na porta de casa demonstrando sua indignação!
REPASSEM A TODOS OS CONTATOS E GRUPOS DO WHATSAPP E REDES SOCIAIS DO BRASIL... IMPEACHMENT JÁ!!!Ou ADEUS BRASIL E SEREMOS ESCRAVOS DELES..

CASO SUA CIDADE AINDA NÃO ESTEJA NOS LOCAIS ESTABELECIDOS, DEIXE UMA SUGESTÃO DE LOCAL E CONVIDE SEUS AMIGOS PRO EVENTO!
LOCAIS DEFINIDOS ATÉ O MOMENTO, PARA PEDIR O IMPEACHAMENT DA DILMA DIA 15/03/2015

A partir das 09:30
Americana - SP - Avenida BrasilAracaju - SE - Avenida Santos Dumont, na Orla de Atalaia.
Balneário Camboriú - SC - Av. Atlântica, praça Tamandaré.
Belem - PA - Praça da Republica
Belo Horizonte - MG - Praça da Liberdade
Blumenau - SC - Em frente a prefeitura
Bragança Paulista - SP - Igreja Matriz
Brasilia - DF - Congresso Nacional
Campinas - SP - Avenida Francisco Glicério Campo Grande - MS - Praça do Rádio.
Chapecó - SC - Praça Central.
Cuiabá - MT- Praça Alencastro enfrente a prefeitura.
Curitiba - PR - Centro Cívico
Florianópolis - SC - Se reunir na Ponte
Fortaleza - CE - Praça Portugal
Goiânia - GO - Praça Cívica
Itajaí - SC - Igreja Matriz
Jaguariúna - SP - Centro CulturalJaragua do Sul - SC - Praça Angelo Piazero
João Pessoa - PB - Praça da Independência
Joinville - SC - Praça da Bandeira
Jundiaí - SP- Av nove de Julho- Pontilhão da NoveMaringá - PR - Catedral centro
Mogi das Cruzes - SP - Praça Oswaldo Cruz
Natal - RN - Em frente ao Midway
Osasco - SP - Av. Hirante Sanazar em frente a prefeitura.Palmas - TO - Praça dos Girassóis
Paulista - PE - Praça Agamenon Magalhães
Petrolina - PE - Praça da Catedral
Pindamonhangaba - SP - Praça Monsenhor Marcondes
Piracicaba - SP - Praça José Bonifácio Porto Alegre - RS - Parque da Redençao
Recife - PE - Avenida Boa Viagem (próximo a padaria boa viagem)
Ribeirão Pires - SP - Vila do Doce
Ribeirão Preto - SP - Praça Carlos Gomes
Rio Branco - AC - Em frente ao palácio do governo
Rio de Janeiro - RJ - Em frente a candelária
Rio Verde - GO - Igreja Matriz
Salvador - BA - Em frente ao farol.
Santa Maria - RS - Santuário da Medianeira
Santos - SP - Praça da independência
São Caetano do sul - SP - Av. Goiás em frente a câmara municipal
São Paulo - SP - Masp
Timbó - SC - Praça Central
Canoinhas - SC - Praça Osvaldo de Oliveira
Uberlândia - MG - Praça Tubal Vilella
Vitória - ES - Em frente a UFES
Resende RJ- em frente a rodoviária velha
Lembrando, que se por algum motivo, seja sério, ou seja só preguiça, você não puder sair de casa para ir até os locais combinados, fique pelo menos sentado na calçada em frente a sua casa, pegue uma cadeira de praia e fique conversando com seus vizinhos .__._,_.___

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Biblioteca Digital Mundial
Aproveitem...
Podem ler-se em Português, Francês, Espanhol e Inglês. É só escolher a língua preferida!
Biblioteca Digital Mundial
Foi aberta terça-feira passada em Paris . É da Unesco.
Aprendendo a navegar, podemos ampliar fotos, ler comentários e manuscritos raros, assistir filmes... Passem para filhos, sobrinhos, netos, amigos...

__._,_.___
 

11 DE FEVEREIRO DE 2015 - QUARTA-FEIRA

D I A    O N Z E     DE     F E V E R E I R O     DE     2015    –      QUARTA-FEIRA.
78 anos, 1 mês e 15 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 217º DO ANO 65º - MÊS 8º
56 anos e 250 dias na PMESP
56 anos na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 055 dias – 482 096 horas.
51 anos e 157 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
26 anos e 333 dias no Posto de Coronel – 322 meses e 30 dias.
3 anos e 218 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 892 dias CORONEL - 23 anos e 59 dias na reserva.
10 439-251 296                          9 892-237 800                               10 205-246 224.
DIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES. Em LOURDES, na gruta de MASSABIELLE, NOSSA SENHORA apareceu 18 vezes a SANTA BERNADETE SOUBIROUS, então menina de 14 anos. Na última aparição, a VIRGEM SE identificou: “Eu sou a IMACULADA CONCEIÇÃO”. As aparições tiveram início em 11 de fevereiro e se repetiram até 16 de julho de 1858. Desde 1858 o SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES é visitado por numerosas romarias. Dizem que curas e milagres ocorrem no local.

365 a. falece RENÉ DESCARTES, filósofo e matemático francês, em 11 de fevereiro de 1650. Nasceu em 31 de março de 1596.
241 a. gabinete inglês comunica ao governo espanhol sua intenção de retirar todas as tropas de LAS MALVINAS, em 11 de fevereiro de 1774. Esse fato aconteceria em 22 de maio de 1774.
201 a. BUENOS AIRES declara JOSÉ GERVÁSIO ARTIGAS traidor da pátria e oferece 6 mil pesos pela sua cabeça em 11 de fevereiro de 1814.
168 a. nasce THOMÁS ALVA ÉDISON, físico e inventor norte-americano, o gênio da lâmpada, em 11 de fevereiro de 1847, tendo falecido em 18 de outubro de 1931. Durante sua carreira, ele patenteou, ao todo, 1093 inventos. Entre eles estão o fonógrafo (ou gramofone), o rádio sem fio e a lâmpada elétrica incandescente.
120 a. ESTADOS UNIDOS estabelece que as ilhas do HAWAI fazem parte do território, em 11 de fevereiro de 1895.
117 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 11 de fevereiro de 1898: pedem-nos que solicitemos da Intendência de Obras o abreviamento das obras de reparação do calçamento da Rua MARECHAL DEODORO. O pessoal que ali anda, dois homens apenas, não pode dar aquelas reparações concluídas a tempo de tornar aquela rua transitável aos préstitos carnavalescos.
Telegrama de SANTOS diz que ontem naquela cidade deu-se um caso de febre amarela, dentro do hospital da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, sendo o doente, que se chama QUINTINO DOS SANTOS, removido para o hospital de isolamento.
O engenheiro dos melhoramentos do porto de SANTOS oficiou à alfândega pedindo a retirada de um navio, atracado à ponta do trapiche BRAZIL, a qual vai ser demolida em vista de terem cessado os motivos por que foi concedida à Companhia das Docas licença para construir pontes provisórias no porto.
RIO – Foi demitido o pessoal da Estrada de Ferro Central, que promoveu distúrbios, ontem, na estação de SÃO DIOGO.
O GENERAL MENDES MORAES, chefe da Casa Militar do presidente da República, constituiu seu advogado no processo do atentado de 5 de novembro (contra o Presidente PRUDENTE DE MORAIS) o deputado SEABRA. 
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, de 11 de fevereiro de 1899: realizou-se hoje a sessão de instalação da ESCOLA DE FARMÁCIA. A esse ato compareceram o senhor coronel presidente do Estado, secretários do governo, alta magistratura, advocacia, médicos, jornalistas, uma comissão de lentes representando a Congregação da Faculdade de Direito.
Entusiásticos bailes carnavalescos realizam-se hoje nos salões dos TENENTES, FENIANOS e PROGRESSISTAS. Os alegres e infatigáveis rapazes pretendem que os bailes tenham o maior brilho, o que lhes será fácil conseguir.
Foram transferidas para o dia 19 as corridas que deveriam ser realizadas no HIPÓDROMO PAULISTANO, amanhã, visto ser dia de carnaval.
As negociações para a venda da CENTRAL para um sindicato estrangeiro ficarão concluídas na próxima semana. A importância da venda consta ser de 15 milhões de libras, devendo ser paga em títulos brasileiros, ouro 65%.
Parece que há um profundo desacordo entre os senhores SEVERINO VIEIRA e MEDEIROS MALLET, que são contra a alienação da CENTRAL e os restantes membros do governo, que são favoráveis à venda.
Os chineses de CNEIFU assassinaram diversas crianças que estavam confiadas à guarda dos ingleses.
Os tagalos ameaçam atacar a praça de MANILLA. O chefe AGUINALDO pediu às potências que garantam a independência das FILIPINAS.  
111 a. nasce o banqueiro AMADOR AGUIAR em 11 de fevereiro de 1904.  Falece em  24 de janeiro de 1991.
110 a. das notícias de jornais em 11 de fevereiro de 1905: “Notícias vindas de PARIS dizem que todos os órgãos da imprensa lamentam terem-se tornado um tanto tensas as relações da ARGENTINA com o URUGUAI” – “Na RÚSSIA estão em greve duzentos mil operários. Diversas fábricas foram saqueadas. Deram-se novos distúrbios em LODZ, SOSNOVICE, PUTILOFF e NEWSKI, havendo centenas de vítimas, entre mortos e feridos. Os depósitos de armas de todo o império russo foram seqüestrados” – “O periódico NEW YORK HERALD assegura que o governo dos EUA resolveu restituir à CHINA, logo que terminar o conflito no EXTREMO ORIENTE, vinte e dois milhões de dólares recolhidos a título de indenização” – “O generalíssimo OYAMA comunica que durante a noite do dia 9 de fevereiro de 1905 os russos bombardearam violentamente as posições japonesas no SHA-HO”.
108 a. nasce CAIO PRADO JÚNIOR em 11 de fevereiro de 1907. Em 1918, ingressou no Colégio SÃO LUIZ dos jesuítas. Em 1920, passou uma temporada com sua família na INGLATERRA, onde freqüentou o Colégio CHELMSFORD HALL, em EASTBOURN. Ingressou na Faculdade de Direito do LARGO SÃO FRANCISCO em 1924, tornando-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais aos 21 anos. Mas foi na Faculdade de Direito que iniciou sua preparação crítica no ensaísmo político. Em 1928, integrou o Partido Democrático. O PD apoiou o candidato da ALIANÇA LIBERAL nas eleições de março de 1930. Derrotado nas urnas, a ALIANÇA LIBERAL iniciou preparativos para um golpe de estado que desembocaram no movimento armado de 3 de outubro de 1930. CAIO PRADO realizou algumas operações de sabotagem nas instalações de comunicações da estrada para o RIO. Após a vitória das forças aliancistas, CAIO foi designado para a delegacia revolucionária de RIBEIRÃO PRETO onde trabalhou durante cerca de três meses. Decepcionado com a inconstância política e ideológica da chamada REPÚBLICA NOVA, aproximou-se do marxismo e, em 1931, filiou-se ao PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL. Em 1933, CAIO PRADO JÚNIOR publicou A EVOLUÇÃO POLÍTICA DO BRASIL. Naquele mesmo ano, realizou viagem de estudo à União Soviética, o que o motivou a escrever seu segundo livro, URSS, UM NOVO MUNDO, publicado em 1934. De volta ao BRASIL, iniciou o curso da recém–criada FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Em 1935 surgiu a ALIANÇA LIBERTADORA NACIONAL – ALN, exercendo franca oposição ao governo VARGAS. CAIO PRADO assumiu a vice–presidência da ALN em SÃO PAULO. Foi enquadrada na Lei de Segurança Nacional e a idéia da insurreição armada foi levada a cabo em novembro de 1935, em NATAL, RECIFE e RIO DE JANEIRO. Por suas atividades na organização, CAIO PRADO foi submetido a uma severa vigilância por parte da polícia paulista. Foi preso em dezembro de 1935. Permaneceu dois anos no cárcere, até findar o estado de sítio, quando encontrou o caminho do exílio na FRANÇA. Militou no PARTIDO COMUNISTA FRANCÊS, executando tarefas de apoio e de solidariedade aos combatentes republicanos da GUERRA CIVIL ESPANHOLA. Retornou ao BRASIL em 1939. Em 1942 publicou o livro FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Em 1945, publicou HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL. Em 1943, fundou a gráfica URUPÊS e a EDITORA BRASILIENSE. Nas eleições de 1945, CAIO concorreu a uma vaga de deputado federal pelo PCB, conquistando a terceira suplência. Em 1947, saiu vitorioso nas eleições de 19 de janeiro, como deputado estadual constituinte. Com a promulgação da Constituição do Estado, em 9 de julho de 1947, passou a integrar a Comissão Permanente de Constituição e Justiça, como vice–presidente. O governo DUTRA cassou o registro do PCB e, em 7 de janeiro de 1948 um projeto na Câmara dos Deputados levou à cassação de todos aqueles eleitos pelo PCB. Com o PCB na ilegalidade, CAIO PRADO foi preso, junto com vários membros de bancada, durante três meses, em razão de um manifesto contra uma possível intervenção federal em São Paulo. Ao sair da prisão, dedicou-se às atividades da EDITORA BRASILIENSE. Em 1955, lançou a REVISTA BRASILIENSE. Por ordem do regime militar instalado em abril de 1964, a revista foi extinta e seu editor perseguido sistematicamente pelos serviços de repressão, tornando-se rotineiros para CAIO PRADO as prisões, as apreensões e os depoimentos. Em 1968, foi indiciado em um Inquérito Policial Militar e CAIO PRADO refugia-se no CHILE. Em 1970, ao voltar ao BRASIL, foi condenado a quatro anos de prisão pelo TRIBUNAL MILITAR e recolhido à CASA DE DETENÇÃO, onde ficou preso até 1971. Em 1988, foi escolhido para receber o prêmio ALMIRANTE ÁLVARES ALBERTO para Ciência e Tecnologia. Já doente, sem condições de recebê-lo pessoalmente, CAIO foi representado por sua filha YOLANDA PRADO. Falece em 23 de novembro de 1990, aos 83 anos. MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, conselheira da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, é viúva de CAIO PRADO.
106 a. nasce JOSEPH LEO MANKIEWICZ, cineasta norte-americano, em 11 de fevereiro de 1909.
104 a. jornais de 11 de fevereiro de 1911 publicavam que a ÍNDIA é anualmente visitada pelo pior dos flagelos – a peste bubônica. Sabe-se que o mal está ali se alastrando cada vez mais. As estatísticas demonstram que a epidemia assume caráter decrescente na razão direta da destruição dos ratos.
103 a. O jornal O ESTADO recebeu o seguinte telegrama da BAHIA: “A resolução do MARECHAL HERMES de manter o “status quo” e ordenar a voltA do GENERAL SOTERO e a retirada do GENERAL VESPASIANO, causou péssima impressão. Fica descoberto que o propósito do pacto de honra é fazer o senhor SEABRA governador da BAHIA à custa de bombardeio, incêndios, saques, morticínios e de empastelamento das gazetas e de eleições nulas. (publicado em 11 de fevereiro
102 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 11 de fevereiro de 1913: CURITIBA – Em PARANGUÁ, sob céu claro, uma belíssima aparição, que tinha a cor de MERCÚRIO, e assemelhava-se a um cometa. Após a aparição ouviu-se um longínquo estampido, vindo das bandas do oceano. Parece tratar-se da queda de um aerólito.
  99 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: GUILLERMO II ordena a intensificação da ofensiva submarina, em 11 de fevereiro de 1916. Os banes mercantes armados seriam torpedeados sem prévio aviso. 
  96 a. ALEMANHA elege seu primeiro presidente da República, FRIEDRICH EBERT, em 11 de fevereiro de 1919.
  91 a. REINO UNIDO reconhece o governo da URSS em 11 de fevereiro de 1924.
  90 a. cai o governo português em 11 de fevereiro de 1925.
  89 a. da estação de trens de ITAQUAQUECETUBA.  Inaugurada em 11 de fevereiro de 1926 pela Estrada de Ferro Central do Brasil, a estação foi o principal ponto de partida para o desenvolvimento do Município. Atualmente é administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
  86 a. SANTA SÉ e ITÁLIA firmam o Tratado de LATRÃO, em que se cria o Estado Pontífice e a Cidade do VATICANO, em 11 de fevereiro de 1929. O Tratado de LATRÃO põe fim aos conflitos entre Estado e Igreja Católica, advindo da unificação em 1870. Garante-se a soberania da Igreja na Cidade do VATICANO e fixa-se a religião católica a oficial do país.
  81 a. nasce a criadora da minissaia, MARY QUANT, em 11 de fevereiro de 1934.
  79 a. nasce BURT REYNOLDS, ator norte-americano de cinema, em 11 de fevereiro de 1936.
  78 a. do enterro do CONDE FRANCISCO MATARAZZO. Na tarde de 11 de fevereiro de 1937, dia seguinte à quarta-feira de cinzas, SÃO PAULO deu adeus ao conde. Mais de cem mil dos 1,2 milhão de habitantes formaram o cortejo até o Cemitério da CONSOLAÇÃO. Ele deixou viúva, onze dos treze filhos (ERMELINO e CLÁUDIA morreram antes), mais de 30 netos e dez bisnetos. FRANCISCO MATARAZZO deixou a ITÁLIA aos 27 anos, a bordo de um navio de imigrantes, para tentar vencer num país desconhecido e repleto de riscos, onde a média de vida beirava 34 anos. Quando morreu, em 10 de fevereiro de 1937, aos 82 anos, o conde tinha erguido 200 fábricas, de norte a sul do país, além de hidrelétricas, ferrovias, empresa de navegação, banco, fazendas. E mais: a meio século da tal globalização virar palavra de ordem, já tinha semeado filiais pela ARGENTINA, ESTADOS UNIDOS e EUROPA.
  75 a. nasce MANUEL ANTÔNIO NORIEGA, em 11 de fevereiro de 1940. Foi ex-presidente do PANAMÁ.
  74 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: aviões britânicos bombardeiam a cidade alemã de HANNOVER, em 11 de fevereiro de 1941.
  73 a. nasce o Coronel Res. PAULO MACHADO em 11 de fevereiro de 1942.
  72 a. general norte-americano EISENHOWER toma o comando dos Exércitos aliados no norte da ÁFRICA, em 11 de fevereiro de 1943.
  71 a. liberado, na COLÔMBIA, o líder conservador LAUREANO GÓMEZ, em 11 de fevereiro de 1944.
  70 a. da COMUNICAÇÃO FINAL DA CONFERÊNCIA DA CRIMÉIA, em YALTA, em 11 de fevereiro de 1945. Na mesma data, BUDAPESTE é ocupada por forças soviéticas.
  67 a. falece o cineasta SERGEI MIKHALOVICH EISENSTEIN, nascido em 23 de janeiro de 1898. Falece em 11 de fevereiro de 1948.
  65 a. nasce minha prima MARY RENATA PINTO DA FONSECA, filha do falecido tio RENATO PINTO DA FONSECA e tia HELENA, em 11 de fevereiro de 1949.
  59 a. CHINA POPULAR socializa as empresas privadas em 11 de fevereiro de 1956.
  59 a. é aprovada na BOLÍVIA a lei que dá direito ao voto aos indígenas, mulheres e militares, em 11 de fevereiro de 1956.
  57 a. falece MARIA JOSÉ BARROSO, veterana da REVOLUÇÃO DE 1932, conhecida como “MARIA SOLDADO”.  Nasceu em 15 de dezembro de 1901. MARIA SOLDADO falece em 11 de fevereiro de 1958. O número de inscrição de MARIA JOSÉ BARROSO na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde começou em outubro de 1955, diz que ela nasceu em LIMEIRA, em 15 de dezembro de 1901. Serviu na Revolução Constitucionalista de 1932 na LEGIÃO NEGRA, nas frentes NORTE e SUL, como enfermeira. O jornal A GAZETA diz em 5 de setembro de 1932 que “uma mulher de cor, alistada na LEGIÃO NEGRA, vencendo toda a sorte de obstáculos e as durezas de uma viagem acidentada, uniu-se aos seus irmãos negros em pleno entrincheiramento na frente do sul, descrevendo a página mais profundamente comovedora, mais cheia de civismo, mais profundamente brasileira, da campanha constitucionalista, ao desafiar a morte nos combates encarniçados e mortíferos para o inimigo. MARIA DA LEGIÃO NEGRA! Mulher abnegada e nobre da sua raça.”
 O Museu que ficava no interior do Monumento-Mausoléu do IBIRAPUERA leva o seu nome. Em reunião da Diretoria Executiva de 20 de abril de 2006 determinou-se que esse Museu fosse transferido, em caráter precário, para o Colégio SANTO IVO, onde fica a exposição da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na LAPA, pois peças estavam sendo sucateadas do museu, numa situação de abandono no interior do Monumento Mausoléu, que se encontrava em restauro. No dia 24 de abril de 2006 foi feito cuidadoso inventário das peças situadas nesse Museu e, dias após, foram transferidas para o COLÉGIO SANTO IVO. No dia 20 de abril de 2006, o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, coordenador do núcleo da LAPA, foi designado DIRETOR DO MUSEU “MARIA SOLDADO”. Em fevereiro de 2011 mandei para a Diretora de Comunicação Social da Sociedade Veteranos de 32-MMDC um breve histórico de MARIA JOSÉ BARROSO para ser publicado na edição do mês do jornal eletrônico “32 EM MOVIMENTO”, que foi colocada na web em fins de fevereiro desse ano.
  57 a. Congresso Popular Chinês faz um acordo para introduzir o alfabeto latino no país, em 11 de fevereiro de 1958.
  56 a. do início da ESCOLA DE OFICIAIS. Nas minhas memórias, em 11 de fevereiro de 1959: “O policiamento levado a efeito na 10ª Delegacia, por elementos do CFA, também teve como finalidade a minha despedida de Sargento Escrevente. A partir de hoje à tarde serei ALUNO OFICIAL do 1º Ano do Curso Preparatório (1º CP). Será o início de uma nova fase para mim, muito mais interessante daquela que até ontem ainda me abraçava. A vida de Sargento Escrevente foi boa, mas a finalidade minha na FP, de uns tempos para cá, era outra e hoje finalmente vejo realizado o meu sonho de ser ALUNO OFICIAL. Levantei tarde nesta manhã. Precisava estar às 12 horas no 2º B.I., porque precisava dar nossa apresentação no CFA. No ponto de ônibus perto do quartel não consegui pegar condução alguma porque os ônibus vinham todos cheios e não paravam. Ali mesmo já conversaria com três alunos-oficiais do 2º CP. No TUCURUVI, peguei um ônibus na “amarra”, porque o motorista não quis parar. Dessa maneira fui chegar no 2º B.I. às 13 horas. Apresentando-me, ali, pude voltar para o CFA. Chego justamente na hora do começo de minha vida na ESCOLA DE OFICIAIS. Na porta do CFA encontrei-me com os colegas: MARCO RÉGIS, CABRAL, ROCCA, SLIKTA, HARDT, FREDERICO FRONTERROTA, NILSON GIRALDI e todos os outros, que não tinham entrado de medo dos alunos oficiais veteranos. Somos tratados de “bichos” pelos nossos futuros colegas e os primeiros dias serão mesmo de amargar. De fato, logo depois tínhamos de comparecer no Salão de Recepção e eu formava uma idéia interessante a respeito dos veteranos, principalmente do CASILO, do 1º CFO, que “empombou” comigo. Da nossa turma faltaram: DALMIRO GOMES e ANTONIO CARLOS MENDES, que deverão se apresentar amanhã. CAPITÃO PARREIRAS é o atual Comandante da Escola de Oficiais. Foi ele que falou no Salão de Recepção sobre o início do ano letivo. Daí para diante começariam as amolações para comigo e meus colegas. O COSTA PEREIRA, do 2º CP, escalou-me para arrumar sua cama, e de nenhum jeito poderemos achar ruim, porque a coisa fica pior. Assim as horas transcorriam mais depressa. Deixando esse negócio de “trote” de lado, fiquei muito contente com a EO, bem organizada, com biblioteca, televisão, ótimos alojamentos, etc. Aos poucos isso tornar-se-á uma segunda casa para mim. O sargenteante é o MARQUES, que até às 14 horas foi meu superior por ser Primeiro Sargento, mas que agora é meu subalterno. Hoje me deram armário e cama, embora seja o único externo da turma, por ser casado. Terminado o expediente deixei a EO e como aluno oficial, embora ainda com a farda de 3º Sargento escrevente saí do CFA todo feliz da vida, mas ainda sentindo o cansaço do Policiamento feito no CARNAVAL 59, que já é do passado, como o negócio meu de ser terceiro sargento”.   
  51 a. das anotações feitas em 11 de fevereiro de 1964 (terça-feira de Carnaval). ANO 14º - MÊS 8º - DIA 217º - 5 anos e 251 dias na FORÇA PÚBLICA – 158 dias como ASPIRANTE – 145 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O Carnaval 1964 está em sua derradeira data. É hoje que o brasileiro se esbalda, gastando as forças que reservou para tal. Levanto tarde e como penso em viajar hoje, preparo-me desde o momento que levanto, deixando o lar pouco depois das 13 horas.
Nem bem o ônibus da VILA AURORA havia iniciado sua viagem quando começou a chuviscar. Fui obrigado a descer perto da Rua SENADOR QUEIROZ e num bar esperar a parada da chuva.
Apesar de tudo consigo tomar o trem das 14:45 horas. O comboio vai lotado e a maioria era de foliões que pensam em passar o carnaval de rua em VILA ESPERANÇA. Com essa viagem podia notar perfeitamente a movimentação que havia por causa dessa festa toda alegre que mexe com o sangue brasileiro.
Por outro lado recordo os carnavais que se passaram, cada um trazendo nuances diferentes, experiências novas, momentos felizes, muito embora seja um adepto moderado da brincadeira.
São quase 16 horas quando desço na terra que me viu nascer. Nesse momento estava se iniciando o último matinê carnavalesco no salão da A.A.POAENSE. A rádio propaganda também apresentava sua programação musical alusiva à data e, enfim, tudo era alegria para os poaenses. Tínhamos muita gente nas ruas.
Vou ao lar de meus pais e ali passo o resto da tarde. Chego mesmo a dormir um pouco. Jantaria depois das 19 horas e então sairia à rua para ver a última festa momística.
Encontro-me na PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS com o doutor BERNARDO, delegado local; CAPITÃO PEDRO ESPIRIDIÃO HOFFER, prefeito de POÁ; um fiscal da Prefeitura, com os quais passo a conversar e, ao mesmo tempo, assistir o carnaval de rua, que estava bem movimentado. Posteriormente, reuniu-se a nós o escrivão de polícia JOSÉ MAIA e o 3º SARGENTO NELSON RIZZO, que comanda o Destacamento da FP de POÁ.
De uma hora para outra cai violenta pancada d´água. Acaba o carnaval de rua. Eram mais de 22 horas. Com as praças, notadamente FLORISBELO FURTADO DA ROSA, TEODORO e alguns novatos vou até o salão da A.A.POAENSE. Ali permaneceria durante todo o transcorrer do baile.
O povo que compareceu a esse salão esteve comportadíssimo. Não tivemos novidade alguma e até 4 e meia de madrugada permaneci na A.A. POAENSE. Fiquei fascinado com o baile daquela associação neste 1964.
Terminado o baile na A.A.POAENSE os músicos passaram a tocar na PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS e o povo pulando que nem louco na rua. Às 5 horas, cheguei em casa de meus pais para descansar.     
  42 a. falecem: meu concunhado WÁLTER LEME DA SILVA e MARIA DE LOURDES VINCENT, prima de minha mãe, em 11 de fevereiro de 1973.
  42 a. as últimas unidades americanas de combate se retiram do VIETNÃ DO SUL em 11 de fevereiro de 1973.
  40 a. MARGARET THATCHER é eleita presidente do Partido Conservador Britânico, em 11 de fevereiro de 1975.
  36 a. seqüestro de ADOLPH DUBS, embaixador americano no AFEGANISTÃO, em 11 de fevereiro de 1979. Foi seqüestrado por um grupo de rebeldes muçulmanos. Acabou sendo morto três dias depois, durante a operação policial de resgate.
Outras lembranças de 11 de fevereiro de 1979: é um domingo. Como capitão do CPChq, encontro-me no décimo-primeiro dia de férias. Continuo lendo o romance “A PRINCESA MENDIGA”. Saímos à tarde para visitar a DORA, JOSÉ (irmão da LUCINDA) e os pequenos MARCELO e ALEXANDRE (sobrinhos de minha mulher).
No “MUSEU” continuo resumindo fevereiro de 1976. Ainda pertencia ao CPC. São recordações de um tempo que não mais nunca mais voltar.
Estivemos na casa da mãe da LUCINDA. Continua a amizade entre a MARLENE e a GORETTI.
Campeonato Paulista: CORINTHIANS 2 x SANTOS 1 e FRANCANA 1 x SÃO PAULO 0.
Assisto no CANAL 7 o filme “LA CROCHE DE L´ENFER” (O SINO DO INFERNO). 
  31 a. ônibus espacial CHALLENGER aterrissa na TERRA, em 11 de fevereiro de 1984, após onze dias de permanência no espaço.
  29 a. falece o escritor e poeta PAULO MENDES, em 11 de fevereiro de 1986.
  29 a. o dirigente soviético ANATOLI CHARANSKI é liberado em 11 de fevereiro de 1986.
  28 a. das seguintes anotações em 11 de fevereiro de 1987: CABO PM LAMEIRINHA e PM JOEL vêm me buscar com a viatura COMANDO ANCHIETA, nesta quarta-feira. O CABO PM PICIRILLO fez um trabalho junto ao Colégio SÃO JOSÉ.
Participo de uma reunião no CPChq com o CORONEL PM CRISCIBENE, TENENTE-CORONEL PM MENDES, MAJOR PM DINIZ (Cmt Interino do 1º BPChq), CAPITÃO PM ZIMERMANN (respondendo pelo comando do 3º BPChq, porque o TENENTE-CORONEL PM OCTÁVIO está em BELO HORIZONTE e o MAJOR PM ADAUTO encontra-se em gozo de férias). O TENENTE-CORONEL PM FERRO acha-se presente como Sub-Diretor da DAL. Recebemos o Sr UBIRAJARA IGLÉCIO, da REDZONE HONDA-SHOP e o Sr. WASHINGTON H. TOGAWA, do Departamento de Vendas da MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA. É nos entregue uma MOTO modelo XLX 250 R, cor preto, a título de empréstimo pelo prazo de 30 dias. Ficará na 3ª Companhia (ROCAM) aos cuidados do 1º TENENTE PM SANCHEZ, Cmt interino da Subunidade.
LUCINDA telefona-me para dizer que irá a SANTOS com a DORA, JOSÉ e as crianças PAULO CÉSAR, MARCELO, ALEXANDRE e KELLEN CRISTINA. Usará o carro volks 78. As crianças estão de férias e querem passear e brincar na praia.
Na tarde, faço uma visita à minha mãe, em POÁ. O CARLOS e ela vieram de SANTOS até a Clínica Oftalmológica onde são retirados os pontos na vista operada. Minha mãe quer retornar à POÁ. Sua estadia no CENÁCULO NOSSA SENHORA está por pouco tempo.
À noite, às 20:30 horas, o CABO PM LAMEIRINHA e o PM JOEL levam-me até o Estádio do MORUMBI. Temos grandes dificuldades no trânsito. Ali, encontro o CORONEL PM CRISCIBENE e parentes. No comando da tropa os CAPITÃES PM NÉDSON e VILLAR. A repórter RENATA acompanha os nossos trabalhos.
COPA BRASIL: SÃO PAULO x FLUMINENSE. No primeiro tempo o jogo é muito nervoso. No segundo tempo quando se esperava que o SÃO PAULO perdesse a calma, por causa do 0 a 0 no placar (que lhe daria a desclassificação) veio o gol “TABACO” marcado por CARECA, um dos mais lindos da história do MORUMBI, aos 22 minutos. MULLER faz 2 x 0 aos 33 minutos. Esse resultado classifica o SÃO PAULO e desclassifica o FLUMINENSE. -
  27 a. transf. reserva: CORONEL PM  ZAILTON SILVEIRA, em 11 de fevereiro de 1988.
  26 a. CABUL, capital do AFEGANISTÃO, permanece sitiada durante a saída dos soldados soviéticos da cidade, em 11 de fevereiro de 1989.
  25 a. NELSON MANDELA, líder do Congresso Nacional Africano da ÁFRICA DO SUL, sai da prisão em 11 de fevereiro de 1990, após 27 anos de cárcere.
  24 a. falece o diretor–secretário do jornal “O GLOBO”, RICARDO MARINHO, em 11 de fevereiro de 1991.
  24 a. dos trabalhos do CARBAIA e outros membros do reservado em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, em 11 de fevereiro de 1991, no caso do seqüestro do menino DUDA TARRAF. Nessa época eu comandava o CPAI-8. Mais tarde, em 1995, CARBAIA novamente trabalhava comigo em assuntos do reservado e prestou serviços no MMDS, mas sem grandes compromissos, enquanto durou essa instituição.
  24 a. nasce o FÁBIO, filho do MICHEL e ELIETE (falecida), em 11 de fevereiro de 1991.
  22 a. falece o compositor TÚLIO PIVA, em 11 de fevereiro de 1993.
  21 a. do acidente com o SANTANA, atingido por trás por um caminhão do município de TERRA DE AREIA, situado no RIO GRANDE DO SUL, após a ponte PRESIDENTE JÂNIO QUADROS, em 11 de fevereiro de 1994. O motorista se compromete com o pagamento dos estragos. Mas como cobrá-lo se a firma se situa em outro Estado?
  21 a. da inauguração da PADARIA LOGUS, na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, 583, em GUARULHOS. A inauguração foi em 11 de fevereiro de 1994.
  21 a. falece o ator SORREL BOOKE, em 11 de fevereiro de 1994.
  21 a. da revelação de que a ex-primeira-dama dos EUA, JACQUELINE KENNEDY ONASSIS, uma das mulheres mais famosas do mundo, estaria sob tratamento de câncer no sistema linfático, parte fundamental do sistema imunológico. A porta-voz de JACKIE, de 64 anos, disse que os médicos estariam otimistas de que ela iria se recuperar. Um especialista entrevistado pelo jornal THE NEW YORK POST afirmaria que o caso dela é muito grave. Em 11 de fevereiro de 1994.
  21 a. morre WILLIAM CONRAD, ator norte-americano, em 11 de fevereiro de 1994.
  20 a. falecem: o ex–deputado federal ROBERTO ROLLEMBERG e o ex–vereador de GUARULHOS, ANTÔNIO PETITO, em 11 de fevereiro de 1995.
  19 a. falece o etnólogo e fotógrafo francês, radicado na BAHIA, PIERRE VERGER, em 11 de fevereiro de 1996.
  19 a. da isquemia cerebral que sofreu o meu colega de turma na Escola de Oficiais, Coronel Res.  DALMIRO GOMES, em 11 de fevereiro de 1996.
  18 a. da libertação da brasileira LÂMIA MARUF HASAM, de 32 anos, em ISRAEL, depois de permanecer presa nesse país durante onze anos. Foi imediatamente levada ao aeroporto de TEL AVIV onde viajou para LONDRES, para depois se dirigir ao BRASIL, em 11 de fevereiro de 1997.  
  18 a. das seguintes anotações em 11 de fevereiro de 1997: nesta terça-feira de Carnaval LUCINDA tinha idéia de ir em POÁ, a fim de visitar nossos parentes. Acontece que o calor é muito forte e ameaça chover, coisa que realmente acontece lá pelas 16 horas. Fica para domingo essa ida à Terra onde nasci. Em minha biblioteca cuido da papelada. O espaço está cada vez ficando menor. Preciso arrumar jornais e revisas de tal maneira que ainda dê para guardar o que virá neste ano. Releio os dias 8 a 14 de fevereiro de 1985 a 1987 e de 1º a 14 de fevereiro de 1978 a 1984. Continuo lendo A DÉCIMA PROFECIA, de JAMES REDFIELD. Ouço as notícias sobre o carnaval de 1997, que vai terminando com o Desfile da APOTEOSE.   
  17 a. transf. reserva: - CORONEL PM ACETES LOSANO, em 11 de fevereiro de 1998.
  17 a. Rei da ESPANHA e o presidente filipino, FIDEL RAMOS, inauguram os atos comemorativos do Centenário da Declaração da Independência dos Filipinos, em 11 de fevereiro de 1998.
  17 a. das seguintes anotações em 11 de fevereiro de 1998: após a reunião do Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, realizada ontem, a fim de decidir o destino de REGINA CELENTANO, podemos agora respirar aliviado, com o dever cumprido. O MMDC tem sofrido pela sua falta de infra-estrutura, envelhecido em sua base, já que os veteranos de 32, ainda vivos, estão na faixa dos 80/90 anos. A funcionária SOCORRO aproveitou essa situação para desviar somas de dinheiro e a conselheira REGINA CELENTANO fez um trampolim para o jogo de favores em seu proveito. Mas a Sociedade ainda sofre de um mal chamado CORONEL CANAVÓ. Este, também usando o MMDC, usa e abusa na sua luta pela “soberania nacional” e o acirrado combate ideológico contra o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Portanto, o estabelecimento da data para a eleição do novo presidente – 14 de abril – é o marco para novos tempos. Converso hoje, por telefone, pela manhã, sobre esse assunto, com os veteranos GERALDO FARIA MARCONDES e PAULINO.
No MMDS, vamos estabelecendo um roteiro de atividades para os planos em andamento e a divisão de aulas. CORONEL CANAVÓ comenta comigo o resultado da reunião de ontem. Parece ressabiado quanto ao seu futuro no MMDC. Visita-nos o 1º TENENTE PM BARRETO, da 5ª EM/PM. Quer se tornar sócio do MMDC.
A temperatura cai em SÃO PAULO. Começa a chuviscar. Saio da Sociedade às 16 horas. Vou embarcar no EXPRESSO COCAIA, no terminal ARMÊNIA, fazendo uma viagem de pé até GUARULHOS.
Nesta noite, LUCINDA vem me dizer que nossa vizinha, dona EMÍLIA, atravessa difícil situação financeira e precisa de dinheiro para comprar remédios para o filho REGINALDO, doente. Outra pessoa que não está bem de finanças é a dona JACIRA. Sua filha está grávida e espera o nascimento do neto. Assisto FLUMINENSE 2 x SÃO PAULO 1, jogo realizado no MARACANÃ, embaixo de chuva. O SANTOS vence o FLAMENGO por 3 a 1 e se classifica para as semifinais do TORNEIO RIO – SÃO PAULO.
NO Estádio de WEMBLEY, em LONDRES, o CHILE vence a INGLATERRA, por 2 a 0, com gols do atacante MARCELO SALAS.
GUSTAVO KUERTEN venceu a partida de estréia no ATP TOUR DE SAN JOSÉ, na CALIFÓRNIA, derrotando o americano JUSTIN GIMELSTOB. JAIME ONCINS, outro brasileiro, derrotou o espanhol EMÍLIO ALVAREZ. Já o brasileiro FERNANDO MELIGENI foi derrotado pelo suíço GEORG BASTL. O americano PETE SAMPRAS venceu o seu compatriota JONATHAN STARK.    
  16 a. da posse do CORONEL RUI CÉSAR MELO no cargo de COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO EST. SÃO PAULO. Substituiu o CORONEL CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, em 11 de fevereiro de 1999. Em 26 de abril de 2002, o Cel. RUI cedeu o lugar para o CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. O CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES substituiu o CORONEL PM ALBERTO em 28 de dezembro de 2004. Em janeiro de 2007, assumiria o cargo de Cmt Geral, substituindo o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES o CORONEL PM ANTÔNIO DINIZ.
 16 a. falece o ator WÁLTER STUART, em 11 de fevereiro de 1999.
 16 a. transf. reserva : Cel.  CARLOS ALBERTO DE CAMARGO
                                       Cel.  JOSÉ  CARLOS  BONONI
                                       Cel.  EDUARDO BERNARDO DE ALMEIDA
                                       Cel.  RENATO LUIZ FERNANDES                   e
                                       Cel.  ANTÔNIO M. SOARES DE AZEVEDO.
Outras anotações em 11 de fevereiro, quinta-feira: está marcada para 9 horas desta manhã, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco a posse do novo Comandante Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO,que irá substituir o CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO. Aproveito a carona no carro do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, quando ele sai às 5:40 horas para o serviço no CSM-AM. Aí começam a acontecer sérios imprevistos. A VIA DUTRA está congestionada. O PM JOÃO liga o rádio e, através do programa “PULO DO GATO”, ficamos sabendo que as chuvas de ontem provocaram o transbordamento do Rio TIETÊ, inundando vários trechos da Marginal. Há centenas de carros parados na VIA DUTRA desde ontem. O quadro é terrível mesmo. Retornamos para casa. A TV mostra tudo o que está acontecendo. Procuro entrar em contato com o CORONEL CANAVÓ, já que combinamos nos encontrar às 8 horas, no 1º BPChq. Ele não está mais em sua residência. Ligo para o 1º BPChq e deixo o aviso que não vou mais à APMBB. Às 8:15 horas ligo para o Comandante do 1º BPChq, TENENTE-CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES  e ele me diz que as dificuldades são imensas na área da Rodoviária, ATALIBA LEONEL e imediações. Pensa ele que até não haverá a solenidade na APMBB. Somente após as 10 horas é que os carros mais pesados avançam pela MARGINAL TIETÊ, toda suja de lama. Resolvo não ir mais para SÃO PAULO nesta data. Assisto pela TV tudo o que está acontecendo. Na estação ERMELINO MATARAZZO o povo incendeia mais um trem da CPTM.
Termino de ler a saga dos refugiados judeus STERN e STEINER no romance de ERICH MARIA REMARQUE – OS NÁUFRAGOS.
Faleceu às 12 horas, no Hospital SAMARITANO, no bairro do PACAEMBU, o ator WÁLTER STUART, vítima de um câncer no pâncreas, aos 78 anos.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo manteve hoje a decisão da 1ª Vara Cível de GUARULHOS, que afastou do cargo o prefeito NÉFI TALES, acusado de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.   
 15 a. falece o cineasta franco–russo ROGER VADIM, aos 72 anos, vítima de câncer. Nasceu em janeiro de 1928; do fundador e líder do grupo DEMÔNIOS DA GAROA, ARNALDO ROSA, aos 71 anos, vítima de cirrose hepática. Completaria 72 anos em 23 de fevereiro de 2000. Morreu no dia 11 de fevereiro de 2000.   
 15 a. transf. reserva: Cel. FERNANDO ROBERTO TELINI FRANCO DE PAIVA, LUCINDO LOURENÇO FABIANO DE CAMARGO, ARLINDO FAUSTINO DOS SANTOS JÚNIOR e MARCO ANTÔNIO GERALDINI, em 11 de fevereiro de 2000.                    
 15 a. da viagem de JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA para PERNAMBUCO, em 11 de fevereiro de 2000.
 15 a. ministro da IRLANDA DO NORTE, PETER MANDELSON, suspende o governo e a Assembléia, em 11 de fevereiro de 2000, 72 dias após sua fundação.

ACONTECEU EM 11 DE FEVEREIRO DE 2001 :  -   DOMINGO
Mais uma viagem para POÁ. Dessa vez não preciso esperar condução. Após comprar as revistas ISTO É e ÉPOCA e o jornal AGORA na banca do PAULO, já embarco num ônibus, na Avenida TIRADENTES, que me leva até a estação TUCURUVI – METRÔ. As viagens de Metrô e trem de subúrbio são rápidas. Chego na casa de minha mãe ao meio-dia.
Encontro-a bastante agitada. MARIZETE foi comprar pão para ela e o troco não veio certo. Por causa de 40 centavos ela fica nervosa e quer que alguém fosse tirar satisfações com o dono da padaria.
Minha filha MARIZETE vai almoçar com sua mãe. O meu genro ADALVO e meu neto FELIPE estão em SANTA BÁRBARA D´OESTE.
O ambiente na casa de dona ALICE não é bom. Qualquer coisa é motivo para ela reclamar. Os 92 anos estão fazendo um bom estrago na minha mãe. Até as datas de nascimento e falecimento de parentes são questionadas.
Almoçamos às 14 horas. Ainda procuro tirar uma soneca até a chegada do CABO PM RENATO VENTURA. Deixo POÁ um tanto quanto zonzo. O retorno para GUARULHOS é feito no “automático”.
Pelo Campeonato Paulista, o CORINTHIANS derrota nesta tarde o seu arqui-inimigo, o PALMEIRAS, por 2 a 1.Depois de amargar uma semana no papel de vilão, o meia MARCELINO deu a volta por cima e comandou a vitória corintiana. LUIZÃO abriu o marcador no primeiro tempo. BASÍLIO empatou para o VERDÃO. No segundo tempo, MARCELINHO fez cruzamento preciso para SCHEIDT marcar, de cabeça, o gol da vitória.
O SANTOS goleia o UNIÃO BARBARENSE por 5 a 1. O GUARANI vence a LUSA por 2 a 1. O RIO BRANCO também goleia a MATONENSE por 5 a 1 e assume a liderança isolada do campeonato. O time é o único invicto.   

O cantor HÉRBERT VIANNA abriu ligeiramente os olhos, reagindo a estímulos de dor nos braços. Dizem os médicos que ele saiu do coma profundo e entrou em um coma superficial. O que mais preocupa agora é a sua condição pulmonar.

O filho do lutador de jiu-jitsu RICKSON GRACIE, ROCKSON GRACIE, de 19 anos, morreu há cerca de duas semanas em NOVA YORK. Ele teve traumatismo craniano em decorrência de um acidente de moto. A família de ROCKSON só soube de sua morte na quinta-feira, dia 8. Um primo de ROCKSON, que mora em NOVA YORK, encontrou o corpo no Instituto Médico Legal americano, sem identificação.

FALECEU o ex–ponta direita HEITOR MARTINHO DE SOUZA, mais conhecido pelo apelido de RATINHO, de 58 anos, ex–jogador da PORTUGUESA DE DESPORTOS e do SÃO PAULO. Foi vítima de um desastre automobilístico. Seu carro, um GOL, bateu de frente com um GOLF, nas proximidades do Balneário BARRA DO SUL, em SANTA CATARINA. No acidente também morreram sua esposa MARIA NIRCE DE AGUIAR, as  filhas  MARIA NIRCE e CHARLA e sua neta SASHA.
O PM FÁBIO DE SOUZA GRILLO, de 26 anos, da Corregedoria PM, foi preso ontem à noite, acusado do furto de uma placa traseira de um GOL.

FALECEU a última descendente direta de TIRADENTES, CARMEM DA SILVA XAVIER, aos 111 anos, em LEOPOLDINA, MINAS GERAIS. Prima em 4º grau e última descendente de JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o TIRADENTES. Era psicóloga, poetisa, organista da igreja Metodista da cidade e professora do ensino fundamental, profissão que exerceu por mais de três décadas. Deixou dois livros publicados: PROSAS E VERSOS e FLORES  ESPARSAS.

2 002 :  -  SEGUNDA-FEIRA
Nesta segunda–feira de CARNAVAL não saio de casa. Estou absolutamente tranqüilo, cuidando de meus papéis, pensando que, depois da folia, teremos muito trabalho no MMDS, quando deverei instaurar sindicância para apurar desmandos de alguns oficiais, que longe da fiscalização, tentaram desviar somas de dinheiro. Além disso, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC irá começar a atuação da COMISSÃO ORGANIZADORA dos setenta anos da Revolução de 32.
LUCINDA é acordada por mim às 5 horas. Em seguida, ela vai despertar o PM JOÃO, que terá um dia de trabalho no CSM/AM. Sem o PAULO CÉSAR em casa há um certo descanso por parte da avó, muito embora ela procure serviço na casa, achando de mudar móveis do lugar, algo que sempre faz quando cansa do visual.

Nesta tarde, morreu o deputado federal do PSDB, NELSON MARCHEZAN, do Rio Grande do Sul, vítima de parada cardíaca. Ele passou mal em sua fazenda, no interior do RGS, e chegou a ser socorrido para um hospital no município do RIO PARDO, onde faleceu.
MARCHEZAN completaria 64 anos em maio. Ele presidiu a Câmara dos Deputados entre 1981 e 1983, no governo do General JOÃO FIGUEIREDO, o último do ciclo militar. Natural de SANTA MARIA, MARCHEZAN começou na política elegendo-se vereador pelo PDC. Anos depois, elegeu-se deputado estadual e mudou-se para a ARENA, partido com o qual chegou à Câmara dos Deputados, em 1975. Sempre ligado ao governo, passou ainda pelo PDS, PPR (sucessores da ARENA) e, em 1996, filiou-se ao PSDB do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. NELSON MARCHEZAN estava cumprindo seu quinto mandato de deputado federal. Era casado e tinha cinco filhos.

ISRAEL BOMBARDEIA CIDADE DE GAZA E DEIXA 50 FERIDOS:-
Ofensiva mobilizou caças e helicópteros israelenses que lançaram mísseis espalhando pânico e terror entre civis nas movimentadas ruas.  Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, entre elas três jornalistas palestinos e o fotógrafo americano GEORGE KOCHANIEC, de ROCK MOUNTAIN NEWS. Segundo a CNN, o número de feridos chegou a 200. Horas mais cedo, tanques israelenses fizeram uma incursão na cidade palestina de NABLUS, na CISJORDÂNIA. Houve choques entre palestinos armados e soldados israelenses. A BRIGADA DOS MÁRTIRES DE AL AQSA, braço armado do AL FATAH, grupo do líder palestino YASSER ARAFAT, anunciaram sua dissolução. A decisão foi adotada secretamente pela direção da organização.

O coronel da Força Aérea PEDRO SOTO e o capitão da Guarda Nacional PEDRO FLORES, que na semana passada se declararam em rebeldia e pediram a renúncia do presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, apresentaram-se ao comando de suas respectivas armas, reduzindo ligeiramente a tensão militar que se somara à profunda crise política da VENEZUELA. Dezenas de simpatizantes, com bandeiras venezuelanas e batendo panelas, acompanharam a apresentação dos oficiais, que devem sofrer sanções pelos atos de insubordinação.

Pelo menos 10 militares morreram e outros 30 ficaram feridos num ataque das FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA a um quartel no povoado de PITALITO, no departamento de HUILA, a 350 quilômetros de BOGOTÁ. Foi o terceiro grande ataque das FARC contra o Exército colombiano desde que a guerrilha concordou em discutir um cessar–fogo para prosseguir negociando a paz com o governo do presidente ANDRÉS  PASTRANA.

JACQUES CHIRAC anunciou hoje que será candidato à reeleição da presidência da FRANÇA. Concorrerá com o primeiro–ministro, o socialista LIONEL JOSPIN, a quem derrotou em 1995.

2 003   :   -  TERÇA-FEIRA
Uma manhã de alta temperatura. Para piorar ainda mais a situação, o trânsito está congestionado e o ônibus roda muito devagar. Chego tarde na Entidade que presido e os oficiais já estão em destino. Pouca coisa dá para fazer. Logo estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Recebo um telefonema de TAUBATÉ. Trata-se de PENSÃO ESPECIAL. O veterano de 32 já morreu; a viúva, que recebia a pensão também faleceu e uma filha solteira quer a regalia, mas tem de provar a participação do ex– combatente na revolução e isso está difícil. Até agora nada encontramos na Sociedade.
LUIZ SÉRGIO CARRARO está preocupado com a reunião do CONSELHO SUPREMO, marcado para 26 de fevereiro. Quer um encontro informal com a maioria dos conselheiros, no Restaurante da CONCETTA, na BELA VISTA, que pertence ao WÁLTER TAVERNA. Escolhemos vinte nomes e marcamos esse encontro para dia 19. Agora iremos começar a fazer os contatos. O CARRARO acompanha-me até o metrô SÉ. O calor continua insuportável.

A estudante de Direito MARILZA BORGES PASSOS, de 24 anos, foi morta com um tiro no peito, hoje à noite, durante tentativa de assalto na zona leste de São Paulo. Ela teria se assustado com os ladrões e puxado o freio de mão do carro. Mas os bandidos entenderam o gesto como reação e atiraram. MARILZA estudava no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, na LIBERDADE. No momento do crime, ela estava acompanhada da irmã, a advogada ROSIMEIRE BORGES PASSOS, com quem ia para casa. Quando a estudante reduziu a velocidade de seu CORSA na Rua CATARINA LOPES, VILA REGINA, para entrar na avenida JACU–PÊSSEGO, dois assaltantes cercaram o veículo. Segundo o delegado MARCO ANTÔNIO CICONE, titular do 64º DISTRITO (A.E. CARVALHO), onde o caso está sendo investigado, MARILZA puxou o freio, mas, no nervosismo, pode ter pisado no pedal do acelerador, porque o carro continuou andando. ROSIMEIRE levantou a bolsa, fazendo sinal para que os assaltantes ficassem calmos, mas não adiantou. Achando que ela ia fugir, um deles atirou. O veículo só parou ao bater contra o portão de uma residência na rua MARIANO MORO. A irmã entrou em pânico e não escutou o tiro.

O corpo do ator JOSÉ LEWGOY, que faleceu ontem, aos 82 anos, de parada cardiorrespiratória, foi cremado hoje, após um velório com muita emoção e aplausos no palco do CINE ODEON BR, no centro do RIO, em que colegas de trabalho como a atriz TÔNIA CARRERO e o autor de novelas GILBERTO BRAGA relembraram histórias e prestaram suas últimas homenagens. De acordo com o sobrinho do ator, LUCIANO HOCSMAN, mesmo debilitado, LEWGOY tinha um novo projeto. "Ele estava começando a preparar um documentário autobiográfico”, contou. A família de LEWGOY tentará atender o seu pedido de ter as cinzas jogadas no TEATRO SÃO PEDRO DE PORTO ALEGRE, onde ele iniciou a carreira nos anos 40.

FALECEU o pai do presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES, HEGÉPIDO DE CAMPOS MEIRELLES. Aos 93 anos, de falência de múltiplos órgãos, em SÃO PAULO.

Não vai ser este ano que um brasileiro levará o OSCAR. “CIDADE DE DEUS”, de FERNANDO MEIRELLES, foi ignorado. O único filme latino na disputa do melhor estrangeiro é “O CRIME DO PADRE AMARO” – adaptação do livro de EÇA DE QUEIRÓS. Apesar de não haver cotas oficiais, é comum a Academia de HOLLYWOOD escolher uma única produção da AMÉRICA LATINA para concorrer à estatueta de estrangeiro. “Fico triste pelo elenco, que merecia este reconhecimento. Para a equipe, a vida continua e todos estão muito bem, recebendo boas propostas de todos os lados”, declarou MEIRELLES, que está no Festival de BERLIM. Nas categorias principais, a disputa se divide entre quatro filmes: “CHICAGO” (13 indicações); “GANGUES DE NOVA YORK” (dez); “AS HORAS” (nove) e “O PIANISTA” (sete indicações). JULIANNE MOORE tem a chance de concorrer em duas categorias: atriz principal “LONGE DO PARAÍSO” e coadjuvante “AS HORAS”. MERYL STREEP recebeu hoje sua 13ª indicação (atriz coadjuvante por “AS HORAS”) e bateu o recorde feminino, que era de KATHARINE HEPBURN. JACK NICHOLSON também alcança número inédito, com sua 12ª indicação como ator “AS CONFISSÕES DE SCHMIDT”. A segunda parte da trilogia “O SENHOR DOS ANÉIS” teve bom número de indicações (seis), mas apenas uma – melhor filme – entre as principais categorias.

ENCONTRADO, aos pedaços, depois de cinco dias de buscas, o avião no qual viajava o ministro colombiano de PROTEÇÃO SOCIAL, JUAN LUÍS LONDOÑO. Além do ministro, quatro outras pessoas morreram no acidente, nas montanhas de SAN JULÍAN, em CAJAMARCA, na COLÔMBIA.

Ao menos 14 peregrinos muçulmanos morreram pisoteados e vários outros ficaram feridos em um tumulto em MECA, ARÁBIA SAUDITA, durante os rituais deste ano do HAJJ, a peregrinação sagrada anual à cidade. Um funcionário do Governo saudita disse que o incidente ocorreu durante o ritual simbólico de apedrejamento do demônio na cidade de MINA, nos arredores de MECA. A confusão foi registrada pro volta das 10:30 horas, quando peregrinos que voltavam a seus acampamentos encontraram-se com um grupo que vinha da outra direção. Alguns caíram. Os mortos são mulheres e cidadãos do PAQUISTÃO, ÍNDIA, EGITO e IRÃ. Mais de dois milhões de muçulmanos participaram do ritual.

SENADO NÃO CONSEGUE VOTOS PARA DERRUBAR PRESIDENTE DO PARAGUAI. LUÍS GONZÁLEZ MACCHI é acusado de corrupção e mal desempenho de suas funções, além de delitos comuns, como andar em carro roubado. O senado paraguaio decidiu absolver o presidente das acusações no veredicto de seu julgamento político.

Os três astronautas a bordo da ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL – ISS – disseram hoje que, se os vôos dos ônibus espaciais não forem retomados logo, a NASA tem a permissão deles para mantê-los em órbita durante um ano ou mais. O oficial de ciência DONALD PETTIT, também americano, e o engenheiro de vôo russo NIKOLAI BUDARIN formam com KENNETH BOWERSOX a atual tripulação do complexo. HOJE, eles deram entrevista em seu 79º dia em órbita e a primeira desde a perda do ônibus espacial COLÚMBIA, que se desintegrou no céu do TEXAS no dia 1º de fevereiro, matando os sete astronautas. Os vôos espaciais foram cancelados até que se descubra a causa do acidente com o COLÚMBIA. Investigadores da NASA identificaram hoje um pedaço da asa esquerda do ônibus espacial. A descoberta foi considerada significativa porque o problema com a nave teria começado nessa asa.  

O Cardeal francês ROGER ETCHEGARAY, enviado especial do PAPA JOÃO PAULO II, chega a BAGDÁ. Ele disse que trazia para o presidente SADDAM HUSSEIN uma mensagem do sumo pontífice “crucial para a paz no IRAQUE”. ETCHEGARAY se encontrará amanhã com funcionários iraquianos, entre eles o vice–primeiro ministro TAREQ AZIZ. Uma reunião com SADDAM deverá ser marcada para os próximos dias.
A CHINA manifestou hoje sua concordância em relação aos pedidos da FRANÇA, ALEMANHA e RÚSSIA de que se empreendam mais esforços para desarmar o IRAQUE por meios pacíficos, com o fortalecimento dos trabalhos dos inspetores de armas da ONU.

MORREU, em BERLIM, o produtor cinematográfico DANIEL TOSCAN DU PLANTIER, presidente da UNIFRANCE, órgão que promove o cinema francês em outros países. O produtor morreu aos 61 anos, após um ataque cardíaco. PLANTIER, que presidia a ACADEMIA DOS CÉSAR, o OSCAR do cinema francês, estava na cidade participando do FESTIVAL DE BERLIM. Ontem ele havia assistido à exibição do filme LA FLEUR DU MAL, de CLAUDE CHABROL, e ido à recepção feita ao cineasta na embaixada francesa. Ele sofreu um ataque cardíaco durante a noite e morreu no hospital para o qual foi levado, depois de receber cuidados médicos.

ASSISTO, na BANDEIRANTES, o filme FBI: PERSEGUIÇÃO ALUCINADA, de 1995, direção de CHIA YUNG LIU, com DEN GOODMAN, MARK HUSTON e CYNTHIA ROTHROCK. Criminoso deixa a polícia de cabelo em pé por não conseguir capturá-lo. Isso até o momento em que os oficiais descobrem uma testemunha das atividades da organização liderada pelo procurado criminoso. Para escoltá-la, é designada uma agente durona do FBI, que precisará usar de toda a sua técnica em artes marciais para cumprir sua missão.
  
2 004  :  -  QUARTA-FEIRA
Hoje o JCS começa a trabalhar na escada que une a nossa casa com a da MARLENE e também o meu quarto. Há necessidade de aumentar o muro de proteção dessa escada. Por volta das 11 horas, estou na AORPM onde recebo um disquete contendo as atas das últimas Assembléias Gerais que presidi, bem como a ata da Assembléia que deu posse aos novos dirigentes da Casa. Ali, contristado, fico sabendo que o CAPITÃO Ref OCTACÍLIO COELHO DE ARAÚJO SALDANHA veio a falecer no dia 7 de fevereiro. No dia 14 de dezembro de 2003 ele completara 90 anos de idade. Veterano da Revolução Constitucionalista de 1932 lutou na região de ITARARÉ e BURI pela 2ª CEP. Nosso velho conhecido, sócio do MMDC, morador na Rua TABATINGUERA, freqüentava assiduamente a AORRPM, onde era costumeiro vê-lo jogando dominó com outros “habitués” do Solar da TABATINGUERA. Sempre alegre, era pessoa querida de todos. Comentamos a morte do CAPITÃO SALDANHA com o tenente NASCIMENTO e outros oficiais que encontramos na AORRPM. Ali também se encontra o CORONEL PM Res ALBINO CARLOS PAZELLI. Converso com ele sobre a data de hoje: estamos completando 45 anos em que nos apresentamos na ESCOLA DE OFICIAIS para o início do 1º CP (mostro-lhe o que escrevi por ocasião do transcorrer do dia 11 de fevereiro de 1959, em minhas memórias). Depois sou obrigado a chamar a atenção do VICTÓRIO, que assumiu compromissos sem dar a maior satisfação para a presidência da Entidade. Isso é algo que não “engoli” e exijo dele uma satisfação. ELÁDIO está presente e, depois de permanecer até às 13 horas no MMDS, voltamos a AORPM, onde esqueci uma pasta (o CORONEL PAZELLI ainda lá se encontra).
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos atender à nossa conselheira MARIA HELENA MARCONDES, com problemas com seu vizinho, que lhe atrapalhou bem a vida. Há perseguições desse elemento e isso deixou-lhe numa encruzilhada e, também para não sofrer outras represálias, achou por bem mudar-se. Mas acredita que ainda esteja sofrendo investidas dessa pessoa. Ponho o tenente ANÍSIO à sua disposição (já conversara com o oficial sobre esse assunto). O CORONEL MEZALIRA quer um contato com o GENERAL BUENO (ele está presidindo uma INSTITUIÇÃO DE PESQUISA DE SEGURANÇA, com sede na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL). Telefono para o GENERAL BUENO e acerto esse problema.
CORONEL MENDES chega depois das 15 horas. Conversa comigo sobre a festa que lhe fizeram na LOJA “TRABALHO”, em AMPARO. Sua senhora, dona OÇAINE, acompanhou-o. Ele está eufórico porque foi cientificado hoje que vai ser mais uma vez avô de um menino (sua filha SANDRA constatou o sexo do bebê hoje). Deixo a Sociedade por volta das 16:20 horas, sendo que o meu colega ainda permanece no MMDC. Pediu-me o processo que o CARVALHOSA move contra a Sociedade, para tirar uma cópia. Regresso tranqüilamente para GUARULHOS, com temperatura agradável, muito embora as nuvens anunciem chuva para logo mais. Em casa, JCS está ainda trabalhando na escada, aumentando o muro de proteção.
Na hora em que estou assistindo o JORNAL NACIONAL, da GLOBO, telefona-me o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Está revoltado por causa da provocação do Cel ARY CANAVÓ em mandar uma carta para os conselheiros, inclusive escrevendo nela “cherchez l´argent”, numa intenção malévola de dizer que alguém está levando dinheiro nessa história do restauro do Monumento-Mausoléu. Quer o presidente propor a exclusão do Cel CANAVÓ do Conselho Supremo. Isso poderá ser feito assim que ele for penalizado no processo que corre pelo Exército. Por enquanto ele apenas está “sub judice”. O presidente está muito apreensivo com a reunião do Conselho Supremo, em 27 de fevereiro, porque não sabe qual será a atitude que o Cmt Geral irá tomar, na condição de Presidente nato do Conselho. Falo a ele que deveremos nos preparar para essa reunião, esperando tudo que possa acontecer. Seria até conveniente preparar o vice-presidente do Conselho, CORONEL Res. ROBERTO LEMES, para assumir a presidência caso o Cel ALBERTO se retire, como fez na última reunião.

DIÁRIO OFICIAL DE 11 DE FEVEREIRO DE 2004 PUBLICA TRANSFERÊNCIAS DE OFICIAIS SUPERIORES:

CORONEL PM LEOPOLDO AUGUSTO CORRÊA FILHO, do EM/PM- COORDENADORIA OPERACIONAL. Nasceu em 12 de agosto de 1950. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 19 de fevereiro de    1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 19 de maio de 1973. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1973; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1984; Major – 25 de agosto de 1991; Tenente-Coronel – 15 de dezembro de 1995; CORONEL em setembro de 1999.


TENENTE-CORONEL PM AROLDO MENDES PEREIRA, da Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública. Nasceu em 7 de abril de 1958. Entrou para a PMESP em 18 de fevereiro de 74. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente -  24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 15 de dezembro de 1997; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2003.

APROVADO pelo plenário da Câmara o projeto que extingue a prisão para usuários de drogas, substituindo-a por advertência verbal ou pena educativa, e, em contrapartida, aumenta a pena para traficantes, que passa a ser de oito a vinte anos de reclusão. O projeto segue para o Senado. Em BRASÍLIA.

DOCUMENTOS DIZEM QUE CARLOS NÃO É CARLINHOS. Seis meses antes do seqüestro do menino CARLINHOS, no RIO DE JANEIRO, em 1973, CARLOS ALBERTO DE SOUZA já estava matriculado numa escola em BAURU. As datas de nascimento não batem:  CARLINHOS completaria 41 anos este ano, e SOUZA fará 39. CARLOS ALBERTO foi submetido a coleta de material para exame de DNA nesta terça-feira.

Quinze homens fortemente armados conseguiram entrar no edifício SAINT HILAIRE, na VILA MARIANA, passando-se por funcionários da empresa de segurança. Eles renderam os vigias e o porteiro do prédio e roubaram 170 mil reais em jóias e dinheiro dos moradores. Os bandidos ficaram quase duas horas no local. Um segurança que trabalhava para um morador reagiu e levou seis tiros. A polícia não tem pistas dos assaltantes.

Produtos utilizados pelo próprio ZOOLÓGICO de SÃO PAULO para acabar com os ratos podem ter sido responsáveis pela morte de dez animais. Dois quilos de veneno foram apreendidos em 150 armadilhas no parque. A água da chuva pode ter levado o veneno para as jaulas. Mas a hipótese de crime não está descartada.

O CABO PM RICARDO ARCE RIVERA, um dos cinco PMs presos pelo assassinato do dentista FLÁVIO FERREIRA SANT´ANA, 28 anos, assumiu hoje ter colocado uma arma no corpo do dentista, para forjar a ocorrência de um tiroteio. O PM LUCIANO JOSÉ DIAS disse ter sido o autor dos tiros. O dentista, que era negro, foi morto ao ser confundido com um ladrão. A família vê racismo.

O Ministro do TRABALHO, RICARDO BERZOINI, recebeu hoje, em FORTALEZA, uma torta no rosto jogada por uma ativista do CRÍTICA RADICAL, grupo que se diz contra o capitalismo. A agressão ocorreu na Federação das Indústrias do CEARÁ, pouco antes da inauguração do Centro da Juventude do Estado. Antes da agressão, a mulher disse a BERZOINI: “È isso que você merece”. O presidente do PT, JOSÉ GENOINO, afirmou estar indignado: “Eles querem que nós percamos a calma. Mas o ministro manteve sua calma”.

Os primeiros tiros acertaram o braço, a mão direita e o pescoço. Os outros, a cabeça. Dez tiros à queima-roupa mataram, hoje à noite, o MAJOR PM ÍCARO DEMÉTRIO SANTANA, de 48 anos, subcomandante do quartel da PM do GUARUJÁ. O crime ocorreu a 500 metros da casa do oficial, na rua ALFENAS, no bairro CAMPANÁRIO, em DIADEMA, região metropolitana de SÃO PAULO. Casado, com três filhos de 4, 9 e 14 anos, ÍCARO, desde tenente, participava, em DIADEMA, do trabalho para a diminuição dos homicídios. Fez parte do comitê de luta contra a violência, criado em 1998, e trabalhou muito para mudar a imagem da corporação depois do incidente da FAVELA NAVAL, quando militares mataram um operário. Ele voltava do bairro da LUZ, de um curso preparatório para coronel (CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA) e foi vítima de uma emboscada, quando desceu do ônibus. Como estava sempre fardado, usava colete à prova de balas. Os autores do crime, dois homens que estavam numa moto, roubaram a pistola de calibre 40 da POLÍCIA MILITAR que o MAJOR levava na cintura. A Polícia Civil investiga as hipóteses de vingança e de assalto. O CORONEL MARCO ANTÔNIO MOYSES, comandante do GUARUJÁ, disse que o major se ocupava da OPERAÇÃO VERÃO e não soube dizer se ele estaria recebendo ameaças. O PM IVAN GONZAGA, da 4ª Companhia do 24º BPMM, de DIADEMA, levou o major ao pronto-socorro do município, onde chegou morto. ÍCARO foi promovido a MAJOR em 2001 e sua transferência para o GUARUJÁ aconteceu em outubro.

O SÃO PAULO estreou hoje na LIBERTADORES com uma vitória de 2 a 1 sobre o ALIANZA LIMA. O goleiro ROGÉRIO CENI abriu o placar, com 22 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta. Foi o seu 26º gol pelo TRICOLOR. Três minutos depois, VILCHEZ empatou para o ALIANZA. Na segunda etapa, FABÃO aproveitou rebote, de cabeça, para garantir a vitória.

Um carro-bomba explodiu hoje num centro de recrutamento do novo Exército iraquiano, em BAGDÁ, matando pelo menos 47 pessoas e ferindo 50. Foi o segundo atentado com as mesmas características em menos de 24 horas: na véspera, outro carro-bomba deixou pelo menos 55 mortos. Dois outros ataques feriram oito estrangeiros.

Duas incursões do Exército israelense na FAIXA DE GAZA deixaram hoje pelo menos quinze palestinos mortos e 40 feridos. Entre os mortos estão MOHAMED HILLES, filho do líder da AL-FATAH na região, e HANI ABU SJAILA, guarda-costas do  fundador do HAMAS, o xeque AHMED YASSIN.

MORREU o ex-jogador de futebol ALBEIRO USURIAGA, de 37 anos, que atuou na seleção colombiana e no time paulista do SANTOS. USURIAGA jogava cartas perto de casa e foi surpreendido por tiros disparados por dois homens que estavam numa moto. A polícia desconfia que o crime foi uma queima de arquivo, por ter o ex-atleta testemunhado um assassinato. Em CALI.

O italiano SÉRGIO CRAGNOTTI, ex-presidente do grupo CÍRIO, foi preso hoje, em ROMA, acusado de falência fraudulenta do grupo. A empresa, que também atua no BRASIL, deixou de pagar mais de um bilhão de euros em bônus no fim de 2002. Além dos problemas com o grupo, CRAGNOTTI está envolvido numa disputa judicial pelo controle da marca brasileira BOMBRIL e não pode vir ao País. Ele já foi presidente do time de futebol LAZIO e está sendo investigado por suspeita de fraude, divulgação de comunicados falsos e concordata criminosa. Foi preso com seu genro FILIPPO FUCILE, ex-diretor do CÍRIO FINANZIARIA, e com seu filho ANDREA CRAGNOTTI, que dirigia a empresa. A família foi detida em uma vinícola de sua propriedade. Os problemas começaram em 2002, depois que os credores pediram insolvência do grupo pelo não-pagamento de um empréstimo de 150 milhões de euros.

2 005  :    -   SEXTA-FEIRA
Autor de marcos do cinema como TAXI DRIVER e TOURO INDOMÁVEL, MARTIN SCORSESE tem a oportunidade de sua vida de ganhar o OSCAR com “O AVIADOR”. O cineasta foi indicado outras quatro vezes como diretor sem nunca ter ganho. Agora, com um filme de orçamento gordo, estrelado por LEONARDO DiCÁPRIO, ele tem mais chances – isso e conseguir bater o outro grande nome do cinema americano, CLINT EASTWOOD. Ainda que tenha sido considerado um filme “comercial” e “menor” de SCORSESE, o fato é que, à parte toda a trajetória do diretor, “O AVIADOR” é mais que digno de qualquer premiação. O filme é uma biografia sofistificada do milionário HOWARD HUGHES, um tipo excêntrico que foi pioneiro da aviação, criando aviões-espiões e aviões comerciais, e do cinema, fazendo o filme mais caro “ANJOS DO INFERNO”, o mais violento “SCARFACE” e o mais sensual “O PROSCRITO” da época. Conquistou várias estrelas e sofreu do que hoje seria diagnosticado como TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). SCORSESE apresenta o personagem com fluidez, desde a infância na belíssima cena inicial, quando a mãe de HOWARD amedronta o menino em relação às doenças enquanto suas mãos avançam carinhosamente para a criança. As mãos terão papel importante no filme todo: do toque amoroso de HOWARD em seus aviões à aversão do contato manual para evitar contaminação e à mania de lavá-las continuamente, numa progressão do transtorno que o leva à repetição sem controle de frases e à reclusão. LEONARDO DiCÁPRIO faz uma composição surpreendente do milionário, sem as afetações que o papel poderia trazer. CATE BLANCHETT é que está um pouco acima do tom no papel da atriz KATHARINE HEPBURN.

Também entra nas telas dos cinemas do BRASIL “MENINA DE OURO”. Depois do soberbo “SOBRE MENINOS E LOBOS”, CLINT EASTWOOD está de volta com esse filme, mais uma de suas histórias de personagens em busca da redenção. Aqui, além de dirigir, ele faz o protagonista e é responsável pela trilha sonora. EASTWOOD tem a capacidade de pegar uma história relativamente conhecida e, com sensibilidade, torná-la nova. FRANKIE DUNN (o próprio diretor) é um excelente treinador de boxe que costuma ser abandonado pelos seus atletas quando eles estão prestes a acontecer. MAGGIE FITZGERALD (HILARY SWANK) é uma garçonete de 30 anos que deseja ser treinada por ele. Ele não fala com a filha; ela, que perdeu o pai, tem problemas familiares. Logo, ele é o pai ideal para ela, e ela, a filha que falta para ele. FRANKIE é um homem que endureceu a ponto de não ter sonhos e não acreditar em nada. Vai à igreja diariamente, mas só para contestar a Bíblia. Procura perdão. MAGGIE é a mulher que, apesar da idade, do pouco dinheiro e de vir do chamado lixo-branco da sociedade americana, crê piamente que vai se tornar uma campeã. A atuação da dupla, mais de MORGAN FREEMAN, o melhor amigo de FRANKIE, é da melhores.

Quando chego à PRAÇA DA SÉ já são 12:30 horas. Passo pelo BANESPA e depois pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A funcionária MÔNICA conta que ontem o MMDS esteve fechado porque ela foi ao enterro de uma tia, em SANTO ANDRÉ. Deixo a minuta da convocação dos conselheiros para 28 de fevereiro. Agora depende da boa vontade do presidente em assinar o documento. Precisamos escolher um presidente para o CONSELHO DELIBERATIVO, acéfalo desde a sua criação, em virtude do novo estatuto, em 17 de dezembro de 2004. Outras medidas devem ser tomadas para o futuro da Sociedade, até agora bastante conturbado por uma série de acontecimentos. Consigo um vídeo com as entrevistas de fevereiro, a fim de dar o meu parecer.
Passo pelo MMDS. VICTÓRIO ainda não conseguiu colocar em ordem as suas obrigações. Depois, isso ainda sofre um contratempo porque precisa acompanhar CRISTIANO numa aula de segurança. Assisto com AMÉRICO o filme DOZE HOMENS E OUTRO SEGREDO”. A direção é de STEVEN SODERBERGH, filme de 2004, com GEORGE CLOONEY, BRAD PITT, MATT DAMON, CATHERINE ZETA-ZONES, ANDY GARCIA. O mesmo grupo de assaltantes da ação anterior “ONZE HOMENS E UM SEGREDO” volta  a planejar um audacioso roubo na EUROPA, pois precisa levantar o dinheiro para repor o que roubaram de um cassino, já que três anos depois foi tudo descoberto e todos eles são ameaçados pelo dono do cassino, que estipula um prazo para a devolução da quantia roubada. BRUCE WILLYS e JÚLIA ROBERTS também aparecem.
Em casa, LUCINDA conta-me as desculpas preparadas pela advogada MARTA BORGATTO, sua amiga de muitos anos, no sentido de entabular um possível casamento do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR com uma viúva rica. Hoje, essa senhora veio entregar uma chave que o JOÃO havia esquecido com a MARA, mas a LUCINDA foi quem a atendeu e, sem saber, frustrou o primeiro encontro da mulher com o JOÃO. Posteriormente, a MARA telefonou para a LUCINDA esclarecendo o que ela pretendia. Mas as coisas deverão continuar no sentido de proporcionar o primeiro encontro da mulher com o JOÃO.
MARLENE diz que adquiriu um DVD LG nas CASAS BAHIA, conforme lhe pedi, devendo o aparelho chegar na semana que vem. Já está na hora de “aposentar” o velho vídeo K7.

DIÁRIO OFICIAL DE 11 DE FEVEREIRO DE 2005 PUBLICA TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS SEGUINTES OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

TENENTE-CORONEL PM DOUGLAS FRONTEIRA MIGLIACCIO DE ÁVILA, Comandante do 14º BPM/I. Nasceu em 19 de outubro de 1958. Entrou para a PMESP em 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente -  25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 1998; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2003.
 
TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CINACCHI FILHO, Comandante do 25º BPMM. Nasceu em 25 de maio de 1956. Entrou para a PMESP em 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente –15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 25 de agosto de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1999; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2003.

Faleceu o PROFESSOR DOUTOR MÁRIO RUBENS GUIMARÃES MONTENEGRO, em BOTUCATU, aos 82 anos. Ex-professor livre docente da FACULDADE DE MEDICINA da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, foi o fundador, em 1962, da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de BOTUCATU, embrião do atual campus da Universidade Estadual Paulista JÚLIO DE MESQUITA FILHO, em BOTUCATU. Professor emérito da atual Faculdade de Medicina da UNESP/BOTUCATU, era considerado “um dos principais nomes da pesquisa e do ensino da PATOLOGIA no BRASIL”. Sua primeira graduação médica foi pela turma de 1946 da Faculdade de Medicina da USP. Era casado com a também professora de medicina EDY DE LELLO MONTENEGRO. Deixa filhos. No início da noite, o corpo foi trasladado para o Crematório de VILA ALPINA, nesta Capital. Antes, foi velado por docentes, alunos e servidores da instituição no Anfiteatro do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UNESP/BOTUCATU.

Um incêndio de grandes proporções destruiu, no final da tarde, pelo menos 60 barracos da FAVELA SÃO PEDRO, no SACOMÃ, zona sul de SÃO PAULO. O fogo começou por causa da sobrecarga na rede elétrica clandestina. 300 pessoas ficaram desabrigadas. Não há notícias de feridos.

As vítimas da primeira chacina do ano, ocorrida ontem à noite na FAVELA DO CORUJA, foram enterradas hoje. O procurador-geral da Justiça de SÃO PAULO, RODRIGO PINHO, designou os promotores MARCOS HIDEKI e SÉRGIO DE ASSIS, do 2º Tribunal do Júri, para acompanhar as investigações sobre as seis mortes.

A chuva que deixou toda a capital paulista em estado de atenção, por causa da possibilidade de alagamentos, também atrasou o desfile das campeãs do samba paulistano no ANHEMBI. Às 23 horas, com uma hora de atraso, a UNIDOS DO PERUCHE, vice-campeã do GRUPO DE ACESSO, começou a exibir-se para uma arquibancada com menos de sua capacidade. Vencedora de 13 carnavais paulistanos, a VAI-VAI cumpriu a sua promessa de não participar da festa, em protesto pelas duas notas 9 que recebeu no quesito evolução no desfile do GRUPO ESPECIAL. Também a ROSAS DE OURO, que ficou em sétimo lugar, fez um protesto à noite na quadra da escola contra as notas baixas que recebeu. Depois da UNIDOS DO PERUCHE, se exibiram os integrantes da GAVIÕES DA FIEL, que voltam em 2006 à elite do samba paulistano; UNIDOS DE VILA MARIA, MOCIDADE ALEGRE, X-9 PAULISTANA e IMPÉRIO DE CASA VERDE.

A IPANEMA vinho, vista por moradores da FAVELA DO CORUJA, na VILA GUILHERME, zona norte de SÃO PAULO, onde aconteceu ontem a primeira chacina do ano, é uma viatura descaracterizada que pertence ao Serviço Reservado da Polícia Militar. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da PM. Segundo a Assessoria, a viatura com dois policiais a paisana dentro, teria ido ao local após os assassinatos, para dar apoio aos outros PMs que atenderam à ocorrência. Os moradores da favela contaram que os três homens que invadiram a favela, depois de executar seis moradores e ferir gravemente um sétimo morador, fugiram do local num IPANEMA vinho. Uma das vítimas, AMAURI FRANCISCO PEREIRA DE JESUS, há dois anos, teve uma discussão com um PM, que ao entrar na favela, perseguindo um suspeito, atirou e matou o cachorro de JESUS. JESUS procurou a Corregedoria da PM e denunciou o policial. Há dois meses, o filho de JESUS, THIAGO FRANCISCO PEREIRA DE JESUS, de 19 anos, foi morto pela PM durante uma ocorrência de roubo. Ele teria resistido à prisão, segundo a PM. Moradores da Favela disseram à reportagem que algumas das vítimas tinham se envolvido em discussões com policiais e que por isso vinham sofrendo constantes ameaças de PMs da região. O MAJOR PM JORGE LUIZ ALVES, da assessoria da PM, disse que “até o momento não há provas da participação de policiais no crime”. Ele afirmou também que a Corregedoria PM está investigando o caso.

Por causa de uma forte chuva, o helicóptero que levava o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, de SURUBIM para CARUARU, em PERNAMBUCO, teve de fazer um “pouso preventivo”, segundo informações do governo. O helicóptero pousou na fazenda CATOLÉ, no agreste pernambucano, a pouco mais de 30 km de CARUARU. O presidente LULA permaneceu no local por quase uma hora à espera da comitiva que se deslocava de automóvel. O presidente chegou em CARUARU duas horas depois do programado e inaugurou a CLÍNICA ASA BRANCA, que faz parte do programa BRASIL SORRIDENTE, do Ministério da Saúde Especializada em tratamento do câncer bucal.

O empresário ANTÔNIO DE OLIVEIRA CLARAMUNT, apontado como um dos maiores doleiros do BRASIL, foi condenado a NOVE ANOS DE PRISÃO, formalmente acusado de gestão fraudulenta de instituição financeira. TONINHO DA BARCELONA, como ele é conhecido, teria movimentado 196,9 milhões de dólares em duas contas da empresa BEACON HILL SERVICE CORPORATION no banco JP MORGAN CHASE DE NOVA YORK. A evasão foi executada por meio do esquema BANESTADO – remessa de trinta bilhões para os EUA e paraísos fiscais via contas CC5. A BEACON HIKK já estava sob investigação das autoridades americanas e foi condenada em ação movida pela Procuradoria Distrital de MANHATTAN por receber e transferir ilegalmente bilhões de dólares em transações de off-shores mantidas por casas de câmbio sul-americanas.

COURTNEY LOVE, de 40 anos, foi condenada hoje a três anos de prisão, em liberdade condicional, assim que se declarou culpada por consumir drogas e por ter atacado uma mulher com uma garrafa de uisque. Além disso, COURTNEY deverá cumprir um programa de controle de violência e consumo de drogas, realizar cem horas de serviço comunitários e pagar multa de um mil dólares.

ARTHUR MILLER, o dramaturgo que enterrou o sonho capitalista americano em “A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE”, em 1949, morreu na noite da quinta-feira, dia 10 de fevereiro, em sua casa de ROXBURY, CONNECTICUT, aos 89 anos. MILLER estava cercado por parentes, dado importante, especialmente quando se considera que, nas últimas entrevistas, o autor chamou a atenção para as conseqüências da falta de solidariedade e desintegração familiar no mundo contemporâneo. Como se sabe, o tema de sua peça mais conhecida é justamente a fé inabalável do caixeiro viajante WILLY LOMAN no capitalismo. Desempregado e deprimido, ele decide se matar para que sua família receba o dinheiro da companhia de seguros. MILLER desmontou o sonho ingênuo de ascensão de miseráveis caixeiros, numa época em que os EUA emergiam como superpotência. Conquistou os críticos, ganhou o prêmio PULITZER, conheceu sua futura mulher MARILYN MONROE e ficou marcado pelos políticos que alimentaram a GUERRA FRIA, especialmente o senador JOSEPH McCARTHY, comandante da cruzada anticomunista que o processaria em 1956. A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE foi traduzida em 29 línguas. MILLER não desbancou EUGENE O´NEILL do posto de melhor dramaturgo americano do século XX, mas é o mais popular, o mais estudado pelos universitários americanos.  A obra de MILLER teve um revival na BROADWAY por seus 50 anos e faturou todos os prêmios TONY de 1999, o OSCAR do teatro americano. Apesar disso, o dramaturgo considerava “AS BRUXAS DE SALÉM” sua obra-prima. MILLER é bem discreto com relação a MARILYN MONROE, com quem casou em 1956, mesmo ano em que o senador McCARTHY levou-o ao banco dos réus, acusando-o de atividades antiamericanas. O dramaturgo já era, então, íntimo do ambiente cinematográfico. A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE havia sido filmada com FREDERIC MARCH (em 1951) e, na época, ele escrevia o roteiro de “OS DESAJUSTADOS”, que finalmente seria filmado por JOHN HUSTON em 1961, marcando o fim da vida de MARILYN MONROE. O roteiro era uma tentativa de dar uma guinada na carreira do maior ícone americano, visto como uma loira sensual e estúpida. Seria o primeiro papel sério de MARILYN, mas ela já era tão dependente de barbitúricos que dificilmente alguém poderia ajudá-la a encontrar a saída de emergência no inferno em que vivia. Numa conversa com o historiador inglês ERIC HOBSBAWN, em 1989, MILLER confessou que se deixou seduzir por sua beleza e graça física, mas que fez pouca coisa para salvar a mulher da paranóia e das pílulas para dormir. MARILYN dizia que MILLER a traía, como todos os outros, mas MILLER jura que ninguém poderia ter evitado seu suicídio, em 1962. Em FOCUS, sua única novela, em 1945, conta como uma antisemita, após passar a vida discriminando minorias, é confundido com um judeu quando passa a usar um bizarro par de óculos. Filho de judeus, MILLER nasceu em NOVA YORK e iria completar 90 anos em 17 de outubro. Foi criado no HARLEM numa família de classe média, que empobreceu com a DEPRESSÃO de 1929. A decadência do pai, antes um próspero comerciante de tecidos, foi a evidente fonte de inspiração de seu primeiro sucesso, A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE, esboçada num conto escolar escrito aos 17 anos. Desde cedo, MILLER desconfiou que havia algo errado com a AMÉRICA. Precisou entrar no teatro para descobrir o que era. PAULO AUTRAN assim se pronuncia com relação a ARTHUR MILLER: “Chega uma idade em que é natural morrer. O ARTHUR MILLER não era mais uma criança. Mas sem dúvida foi o autor americano mais importante do século XX. Bastaria A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE, mas ainda tem DEPOIS DA QUEDA, AS BRUXAS DE SALÉM e muitas outras. Era um dramaturgo extraordinário. Ele ficou muito feliz com o sucesso de DEPOIS DA QUEDA no BRASIL (direção de FLÁVIO RANGEL-1964), a única montagem que uniu aprovação de público e crítica. Eu e MARIA DELLA COSTA ganhamos muitos prêmios, a temporada foi ótima. Apesar de interpretada por grandes atores, a peça não foi bem nos EUA e na EUROPA, porque na época as pessoas acusaram MILLER de estar se aproveitando da morte de MARILYN MONROE. Absolutamente. Pelo contrário. A peça é um mea-culpa dilacerante”.

A maioria dos britânicos (65%) aprova o casamento do príncipe CHARLES, herdeiro da cora, com CAMILLA PARKER-BOWLES, mas um grande número (41%) prefere ver no trono o filho mais velho dele, o príncipe WILLIAM. É o que revela pesquisa feita pelo instituto YOUGOV, publicada hoje pelo DAILY TELEGRAPH.

O rompimento de uma represa na remota Província do BALUQUISTÃO, sudoeste do PAQUISTÃO, inundou vários vilarejos na cidade costeira de PASNI, deixando pelo menos 60 mortos. Mais de 500 pessoas estão desaparecidas. As chuvas torrenciais, as mais intensas em 16 anos no PAQUISTÃO, também deixaram mais de 70 mortos em outras partes do país.

Os EUA rejeitaram hoje conversações diretas com a CORÉIA DO NORTE sobre o programa nuclear do país e insistiram na exigência de que o governo de PYONGYANG retome as negociações sobre desarmamento, paradas desde junho de 2004, que incluem também a CHINA, CORÉIA DO SUL, JAPÃO e RÚSSIA.

ANUNCIADO que a jogadora da seleção de futebol nigeriana IYABO ABADE, de 19 anos, submetida a uma operação para mudança de sexo, vai atuar pela equipe nacional sub-20 no Mundial de 2005. ABADE, que era hermafrodita, trocou o nome para JAMES JOHNSON.
         
Nessa noite chuvosa assisto na BANDEIRANTES um filme de 1996 – BELEZA ROUBADA – dirigido por BERNARDO BERTOLUCCI, com cenários da ITÁLIA/FRANÇA/INGLATERRA. Astros principais: LIV TYLER, JEREMY IRONS, SINÉAD CUSACK. Após o suicídio da mãe, a bela LUCY HERMON viaja para a TOSCANA, no norte da ITÁLIA, para reencontrar amigos de sua mãe e conhecer seu pai. Em meio a um grupo de artistas expatriados, a jovem conhecerá o seu primeiro amor. Um dos grandes filmes de BERTOLUCCI dos últimos tempos, equiparável ao recente “OS SONHADORES” com o qual mantém um adorável parentesco: iluminado pelo incomparável brilho da estrela estreante, LIV TYLER, “BELEZA ROUBADA” é uma delicada e bela análise dos sonhos da sua geração, que quis mudar o mundo nos anos 1960 e agora morre com o personagem de JEREMY IRONS.

Procuro assistir um vídeo sobre uma entrevista de segurança no carnaval 2005, mas está muito ruim para se entender. Desisto de vê-lo e deverei devolver o vídeo na semana que vem.

2 006   :   -    SÁBADO
Com mais de cem anos de idade, faleceu neste sábado o CORONEL PM Ref ARMANDO BERGANINI. Nasceu em 18 de julho de 1905.

Muita chuva pela manhã. Levanto tarde, cansado pela viagem à POÁ, onde relembrei muita coisa e reencontrei vários parentes. Mas também a saudade de minha mãe deu uma dose muito grande de tristeza. Realmente não é bom ir até a terra onde nasci.
Uso a manhã do sábado para cuidar de meus arquivos e de minhas memórias. O tempo chuvoso faz com que a temperatura caia.

Em solenidade realizada no SOLAR DOS ANDRADAS, nesta manhã, o CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE SÃO PAULO – CPOR/SP – recepcionou 175 novos alunos que receberão um ano de instrução militar. Devido à recente troca de comando, a solenidade foi reservada apenas para os pais e familiares dos alunos, como explicou o novo comandante, TENENTE-CORONEL-DE-INFANTARIA SÉRGIO LUIZ TRATZ, que garantiu que nos próximos eventos o CPOR/SP terá suas portas abertas para a comunidade. Com 15 dias à frente dessa tradicional escola de ensino do Exército Brasileiro, ele disse acreditar no sucesso dos novos alunos, pois foi feita uma criteriosa seleção para a entrada na instituição e salienta que todos estão aptos a assimilarem os valores cívicos e de cidadania que lhes serão ensinados. Na oportunidade, os ingressantes, após receberem os gorros de seus padrinhos, uma tradição do CPOR/SP, demonstraram grande alegria e a emoção tomou conta de seus familiares.

O DIÁRIO OFICIAL deste sábado publica a transferência para a reserva do MAJOR PM EIZO TSUYAMA, da DAS/CG. Ele nasceu em 10 de fevereiro de 1958. Entrou para a PMESP no dia 28 de novembro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1983; 1º Tenente – 25 de agosto de 1987. Não tenho as datas de suas outras promoções.

O CAPITÃO QAOPM DANIEL SANT´ANA LEAL, do 2º BPM/I, também foi transferido para a reserva neste sábado. Ele nasceu no dia 7 de junho de 1952. Entrou para a PMESP no dia 3 de dezembro de 1975. Entrou para o quadro de oficiais auxiliares de administração, como 2º Tenente, em 11 de dezembro de 1992. Não tenho as datas de suas outras promoções.   

De hoje até 12 de março, a cidade de SÃO PAULO passa a ser uma grande sala de leitura. É o início do projeto “SÃO PAULO PELA LEITURA”. Durante o período que antecede a realização da 19ª Bienal Internacional do Livro, crianças e adolescentes poderão ler e ouvir histórias contadas por equipes de mediadores em diversos pontos da cidade como as bibliotecas municipais, o JARDIM ZOOLÓGICO e as sedes das subprefeituras. 

Na tarde, a chuva não pára de cair. Na minha biblioteca, algumas goteiras causam problemas na parte onde estão guardados os recortes de jornais sobre “ESPORTE”. Sou obrigado a retirar as pilhas e as caixas onde estão estes documentos, a fim de impedir que se estraguem. Isso me toma o tempo de algumas horas. Também neste sábado consigo imprimir minhas memórias de 1 a 4 de fevereiro, trabalho este atrasado desde a semana passada.

MORREU mais um combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, o doutor SÍLVIO FRANCO DE QUEIROZ FERREIRA, aos 91 anos. Era formado pela Faculdade de Medicina da USP (turma de 1938).

FALECEU, aos 95 anos, o ex-ministro do Tribunal de Contas do Estado de SÃO PAULO, NICOLAU TUMA. Também político e jornalista, estava internado no hospital SÍRIO LIBANÊS. TUMA começou no jornalismo em 1928 e em 1947 iniciou a carreira política. Foi eleito vereador em SÃO PAULO em 1947, 1951 e 1955. elegeu-se pela primeira vez deputado federal em 1958. Foi reeleito em 1962 e 1966.

ROBERTO CARLOS chegou de MERCEDES ao porto de SANTOS, litoral paulista. O REI, aos 64 anos, não estava atrás de aventuras, como nos anos 1960, pelas curvas da estrada. Ele foi à cidade para embarcar para um cruzeiro em que é a atração principal. No projeto “EMOÇÕES PARA SEMPRE EM ALTO-MAR”, ele faz shows todas as noites a bordo do COSTA VITÓRIA. Mesmo não sendo a primeira vez que ele se apresenta no navio, o REI dizia estar nervoso antes de embarcar.
Depois de SANTOS, o navio esteve hoje em ILHA BELA e segue, amanhã, para ANGRA DOS REIS (RJ). De lá, parte para BÚZIOS (RJ). O retorno para SANTOS está previsto para a manhã de quarta-feira.
Quando fez sua primeira viagem, em fevereiro do ano passado, ROBERTO CARLOS cantou vestido de marinheiro. “Agora, fui promovido ao convés”, brincou. No repertório de suas apresentações, ele incluiu “NEGRO GATO” e não faltam, claro, muitas canções românticas. “O mar, esta chuvinha de hoje, dão um clima, mas é a vida em geral que me inspira”, disse o REI.
Além dos shows, ROBERTO CARLOS vai aproveitar a infra-estrutura do navio para malhar e manter a forma física. 

O PALMEIRAS teve hoje um dia péssimo. Só empatou com o BRAGANTINO em 1 a 1, no PALESTRA ITÁLIA, e perdeu a liderança do CAMPEONATO PAULISTA para o NOROESTE, que ganhou do PAULISTA por 3 a 1, em JUNDIAÍ. Foi a terceira partida seguida sem vitória da equipe, que antes disso tinha conquistado sete vitórias consecutivas na temporada. Foi demais para a torcida, que pela primeira vez, vaiou o time neste ano. Além disso, o PALMEIRAS sofreu um sério desfalque: o goleiro MARCOS saiu de campo ainda no primeiro tempo com uma contratura no músculo adutor da coxa direita. O pentacampeão mundial está fora do jogo contra o CERRO PORTEÑO, quarta-feira, no PARAGUAI, na estréia do PALMEIRAS no GRUPO 7 da segunda fase da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

A cineasta carioca ANNA AZEVEDO foi premiada no FESTIVAL DE BERLIM, neste sábado. Ela recebeu o prêmio BERLIM TODAY, concedido a novos diretores, pelo curta BERLINBALL. O filme é sobre três garotos de CAMPINA GRANDE (PB) que sonham ser iguais ao conterrâneo MARCELINHO PARAÍBA, atacante do HERTA BERLIM.

Primeiro brasileiro campeão mundial de judô, JOÃO DERLY conseguiu outro título inédito. Ele venceu o TORNEIO DE PARIS, terceira competição mais importante do esporte, derrotando na final o japonês HIROYUKI AKIMOTO.

PRISCILA ROZEMBAUM, BETTY FARIA e WÉRNER SCHÜNEMANN marcaram presença na 9ª edição do FESTIVAL DE CINEMA DE PUNTA DEL ESTE, que aconteceu neste sábado. Entre os 30 filmes exibidos no badalado balneário do URUGUAI, estavam os brasileiros MEU TIO MATOU UM CARA e BENS CONFISCADOS. Os atores que representaram o BRASIL foram homenageados com um requintado jantar italiano, com massas, pães e vinhos, no CONRAD RESORT & CASINO, neste domingo. 

O primeiro-ministro israelense ARIEL SHARON, em coma à cinco semanas desde que sofreu um derrame, foi submetido hoje pela manhã a uma cirurgia de emergência depois que uma tomografia computadorizada revelou problemas em seu aparelho digestivo. Num boletim divulgado à tarde, o diretor do hospital HADASSAH, SHLOMO MOR-YOSEF, informou que SHARON, de 77 anos, estava em estado crítico, mas sua condição era estável e não havia uma ameaça imediata à vida do primeiro-ministro. Pela manhã, os médicos tinham informado que a vida de SHARON corria perigo. Durante a cirurgia, que começou às 11 horas locais e durou cerca de quatro horas, os médicos retiraram cerca de 50 centímetros do intestino de SHARON, permitindo o restabelecimento da circulação sanguínea intestinal após o fechamento de sua artéria. Os filhos de SHARON, OMRI e GILAAD, assim como seus principais colaboradores no governo – DOV WEISSGLASS, ILAN COHEN e LIOR HOREV – chegaram ao hospital logo após serem informados do súbito agravamento de seu estado de saúde.
Esta foi a sétima cirurgia à qual SHARON foi submetido desde que foi internado em 4 de janeiro. A restrição de fluxo sanguíneo poderia causar a necrose ou morte de células ou tecidos no intestino.
    
Um avião militar sudanês pegou fogo e explodiu em um aeroporto em AWIL, no sul do SUDÃO, matando 13 passageiros e sete tripulantes. “Vinte e sete pessoas morreram”, afirmou um porta-voz do Exército. Um importante oficial do Exército na região, ELIAS WAYA NYIPUOCS, disse que o avião estava pousando quando um pneu dianteiro estourou.

O escritor PETER BENCHLEY, que se tornou mundialmente famoso pelo livro TUBARÃO, levado ao cinema por STEVEN SPIELBERG, morreu neste sábado, aos 65 anos, em NEY JERSEY, de uma doença degenerativa dos pulmões.

Concluído o maior vôo sem escalas da história. A bordo da aeronave VIRGIN ATLANTIC GLOBALFLYER – patrocinada pela corporação VIRGIN, do inglês RICHARD BRANSON – o aventureiro STEVE FOSSETT, de 61 anos, percorreu 42.467 quilômetros em 76 horas e 45 minutos. FOSSETT entrou para o GUINESS, o livro dos recordes, pela façanha. Em BOURNEMOUTH, INGLATERRA.

2 007      ;    DOMINGO
Leio os jornais O ESTADO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO DE SÃO PAULO e HOJE na manhã deste domingo. Chama-me a atenção uma reportagem do DIÁRIO DE SÃO PAULO intitulada: ESTADO NÃO PAGA INDENIZAÇÃO POR PMs MORTOS EM QUARTEL HÁ 15 ANOS. Os dois policiais morreram em um treinamento. Viúva diz que governo alega falta de verba para não cumprir sentença de indenizar em R$70 mil cada família.
Passados 15 anos da tragédia que se abateu sobre as famílias de dois policiais do grupamento Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), da Polícia Militar – mortos ao aspirar grande quantidade de gás lacrimogêneo dentro do quartel, em 1991 – elas ainda esperam ser indenizadas por danos morais e materiais pela perda de seus parentes.
Desde 1993, depois que a Justiça decretou que o governo deveria ser responsabilizado pelas mortes dos PMs, MÁRCIA PAZ BORGES, de 37 anos, viúva do CABO PM ADILSON DONIZETE DE OLIVEIRA, e SÔNIA MARIA DA SILVA, de 35 anos, viúva do PM JOSAFÁ APARECIDO DA SILVA, entraram para a fila dos credores de precatórios do Estado. Segundo elas, a resposta oficial para protelar o pagamento é sempre a mesma: “o governo não tem dinheiro”.
Cada família tem direito a receber o equivalente a 200 salários mínimos, ou setenta mil reais. “Se não fosse pelo futuro dos meus filhos, que o meu marido não teve oportunidade de dar, não teria nem vontade de receber esse dinheiro de tão mendigado”, afirma      MÁRCIA. Na época da tragédia, a filha dela e do CABO PM ADILSON tinha dois meses. “Ela não chegou a conhecer o pai”, lamenta a dona-de-casa.
A adolescente, hoje com 15 anos, pensa em, daqui a alguns anos, prestar concurso para a PM e, um dia, poder fazer parte da ROTA como o pai. Sua mãe, MÁRCIA, bastante jovem na ocasião – viúva com apenas 22 anos – viu-se praticamente sozinha para cuidar dos dois filhos.
Além da menina, o casal também teve um menino, que na época tinha três anos. Atualmente com 18 anos, o rapaz trabalha como motoboy e entrega marmitas durante o dia e pizzas á noite. Por causa de um problema nas cordas vocais, que o impede de respirar direito, ele tem que se submeter a cirurgias de dois em dois meses.
Mesmo tendo de ser forte diante da perda do marido para dar ânimo aos filhos, MÁRCIA conta que ainda teve que passar pela humilhação de ter que, praticamente “morar” durante três meses dentro da ROTA para poder receber a pensão. MÁRCIA vivia há mais de cinco anos com o cabo, mas não era casada legalmente com ele. “Me diziam que não tinha direito a nada”, afirma. “Quem me socorreu e ajuda financeiramente é a minha família”, conta MÁRCIA. “Não recebemos nenhuma ajuda da PM, nem mesmo na hora do enterro”, lamenta ela. “Se não fossem meus parentes, ficaríamos completamente desamparados”, diz.
SÔNIA MARIA DA SILVA, de 35 anos, mulher do soldado JOSAFÁ APARECIDO DA SILVA, tinha apenas um ano e 10 meses de casada quando o marido morreu. “Éramos muito jovens e tínhamos muito planos para o futuro. Criar filhos era um deles”, diz ela. Até hoje a estudante de educação física mora na mesma casa que o PM construiu sozinho com o salário que ganhava como policial no município do EMBU. Vive da pensão dele de R$1.300,00 por mês.
“Foi muito doloroso e levou muito tempo para eu me recuperar dessa tragédia”, diz ela. “Meu marido saiu para o quartel e não voltou mais com vida para casa”, lamenta. “Ele tinha um profundo amor à farda. E por ela morreu. Trabalharia para a PM apenas por um prato de comida se preciso”, afirma. SÔNIA ficou quase cinco anos em depressão. Não conseguia sair da cama de tanta tristeza que sentia. Chegou a perder a voz por problemas emocionais.       

O SÃO PAULO mostrou mais entrosamento, força na marcação e no ataque e venceu o CORINTHIANS por 3 a 1, no MORUMBI. LENÍLSON, ROGÉRIO CENI (de pênalti) e LEANDRO marcaram para o SÃO PAULO. WILSON fez o gol corintiano. Com o resultado, o SÃO PAULO ampliou para 12 jogos a invencibilidade diante do rival – igualando marca que o CORINTHIANS carregou a ser favor entre os anos de 1976 e 1979 – e subiu para a terceira colocação na classificação do Campeonato Paulista, com 18 pontos. O CORINTHIANS, com 15, está em quinto lugar.
Jogando em casa, o SANTOS, invicto e líder com 19 pontos, venceu o SANTO ANDRÉ por 2 a 1, com dois gols de CLÉBER SANTANA. O vice é o SÃO CAETANO, também com 19 pontos. Outros resultados: RIO CLARO 0 x SÃO CAETANO 1; NOROESTE 1 x RIO BRANCO 0; SÃO BENTO 2 x SERTÃOZINHO 1; AMÉRICA 2 x PAULISTA 2; GUARATINGUETÁ 1 x PONTE PRETA 0.

RONALDO jogou 30 minutos na estréia pelo MILAN, contra o LIVORNO, chutou quatro vezes a gol e saiu aplaudido. ADRIANO marcou pela INTER de MILÃO contra o CHIEVO. Na ESPANHA, quem brilhou foi RONALDINHO GAÚCHO, autor de dois gols contra o RACING SANTANDER.

ROMÁRIO brilhou na goleada do VASCO sobre o VOLTA REDONDA por 6 a 1, hoje à tarde, em SÃO JANUÁRIO. Entrou no segundo tempo da partida, se deparou com um adversário batido, que já perdia por 3 a 0 e não perdoou: fez três gols. Agora, faltam dez para ele atingir o milésimo gol na carreira, segundo as contas do atacante.

Depois de passarem o sábado na reunião do Diretório Nacional, dirigentes do PT não quiseram mais saber de política: à noite foram comemorar o aniversário dos 27 anos da legenda à beira-mar, no Clube SIDERAL. Animados pelo ritmo do ILÊ AYÊ, os petistas caíram na folia. A líder do PT no Senado, IDELI SALVATTI, ensaiou passos de dança com o ministro da Defesa, WALDIR PIRES. O presidente da PETROBRÁS, JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI, ganhou de uma baiana vestida a caráter a fitinha vermelha do PT, cópia da tradicional, do SENHOR DO BONFIM. Nela,a inscrição”27 anos.Vale a pena acreditar”, com duas estrelas do PT nas extremidades. O presidente do PT, deputado RICARDO BERZOINI, entrou em clima de celebração ontem: aquariano, fez 47 dias no mesmo dia do aniversário do partido, com bolo e champanhe no intervalo da reunião. Outros petistas, como o ex-deputado FLÁVIO KOUTZI, aproveitaram a tarde ensolarada de hoje para passear por SALVADOR, que a 5 dias do carnaval já vive a expectativa da festa, com montagem de camarotes nas principais avenidas.

Em mais uma guerra entre milícias, traficantes e policiais no RIO, nove pessoas foram mortas hoje pela manhã na favela KELSON´S e na Avenida BRASIL, na altura da PENHA. O ataque aconteceu quando um grupo de dez traficantes armados com pistolas e fuzis entrou na favela e matou três homens que teriam envolvimento com a milícia que, em novembro de 2006, expulsou traficantes.
A polícia encontrou, a poucos metros da favela, o corpo do CABO LUIZ CLÁUDIO DE SOUZA VARGAS, 34 anos, no porta-malas de uma picape. Ele tinha dezenas de tiros no rosto. O carro tinha pelo menos 50 perfurações a bala.A polícia vai investigar se o cabo era integrante da milícia.

Quatro jovens morreram atropelados por um trem da MRS Logística, na madrugada, em uma fazenda na região de BROTAS. A suspeita é a de que o grupo de amigos estivesse dormindo na linha no momento do acidente, ocorrido por volta das 5:30 horas.

Quarenta e duas famílias desalojadas pelo acidente nas obras da LINHA 4-AMARELA do metrô, em PINHEIROS, ainda não podem responder a uma simples pergunta: qual é o seu endereço? Exato um mês depois do pior acidente da história do metrô paulista, quando morreram sete pessoas soterradas, a Subprefeitura de PINHEIROS ainda não definiu quais as casas que poderão ser ocupadas outra vez.
Com isso, os moradores ainda continuam em hotéis e na casa de parentes. Nenhum morador ficou ferido no acidente, apesar de não ter sido acionado nenhum plano de abandono de área pelo consórcio VIA AMARELA, responsável pela obra e integrado por ODEBRECHT, OAS, QUEIROZ GALVÃO, CAMARGO CORRÊA e ANDRADE GUTIERREZ. No total, 55 imóveis foram desocupados por determinação da Defesa Civil em razão dos riscos de desabamento. Treze deles foram condenados, seis já foram demolidos. O restante será demolido a qualquer momento, segundo a assessoria de imprensa da subprefeitura.

O desocupado RONALDO DE OLIVEIRA, de 35 anos, foi preso hoje após assassinar o próprio pai, ARLINDO DE OLIVEIRA, de 72 anos, na VILA MATILDE. Segundo a polícia, o criminoso matou o pai com 15 facadas quando ele se recusou a fornecer dinheiro para que o filho comprasse drogas. Os vizinhos chamaram a Polícia Militar.

A polícia prendeu, hoje pela manhã, o último dos cinco acusados de participar do roubo de carro que resultou na morte do menino JOÃO HÉLIO FERNANDES VIEITES, de seis anos. CARLOS EDUARDO TOLEDO DE LIMA, de 23 anos, estava em liberdade condicional há seis meses. Ele se entregou por volta das 9 horas na praça MONTESI, em MARECHAL HERMES, após seu pai ter passado a madrugada negociando com policiais do 30o. DP a rendição do filho.

O senador BARACK OBAMA, de 45 anos, distribuiu autógrafos hoje no Estado de IOWA, um dia após anunciar oficialmente sua campanha para tentar ser o primeiro presidente negro da história dos ESTADOS UNIDOS. OBAMA desafiou a senadora HILLARY CLINTON, sua rival no Partido Democrata por uma vaga nas eleições de 2008, a explicar como pretende cumprir a promessa de pôr fim à guerra no IRAQUE.     

DREW GILPIN FAUST, de 59 anos, historiadora especialista em Guerra Civil americana, foi eleita hoje a primeira reitora da Universidade HARVARD. Em seus 371 anos de existência, a instituição nunca teve uma mulher como líder máxima. Ela assume o cargo em 1 o. de julho, como a 28ª. Dirigente da universidade. Professoras de HARVARD, em especial, vibraram com o resultado ao lembrar que, há cerca de 30 anos, algumas nem sequer eram autorizadas a passar pela porta principal da faculdade. Em CAMBRIDGE, MASSACHUSETTS.

A escritora MARIANNE FREDRIKSSON, autora sueca de sucesso internacional, morreu neste domingo, aos 79 anos, em sua casa em OSTERSKÄR, nos arredores de ESTOCOLMO, cidade onde ela começou sua carreira no jornalismo. As causas ainda não foram divulgadas. Em 1980, após uma crise pessoal, a autora deu início à carreira literária com EVAS BOK. Seus livros venderam milhares de exemplares e foram traduzidos para 47 idiomas. Seu último romance ONDSKANS LEENDE, foi publicado em 2006. A autora de HANNA E SUAS FILHAS partia de temas bíblicos, passava por sagas familiares e também discutia a violência contra a mulher. 

Morreu no dia 9, aos 72 anos, de causas não reveladas, o escocês IAN RICHARDSON, um dos mais prestigiados atores shakespearianos dos últimos cinqüenta anos. Em 1960, RICHARDSON participou da fundação do ROYAL SHAKESPEARE COMPANY, em LONDRES. No dia 11, a atriz HELEN MIRREN dedicou-lhe o BAFTA (o OSCAR inglês), recebido por seu desempenho no filme A RAINHA.

2 008     :       -      SEGUNDA-FEIRA
Pela terceira vez irei ser submetido a uma cirurgia para extirpar um carcinoma que teima em aparecer do lado esquerdo de minha face, bem perto da aba esquerda do nariz. Em 20 de maio de 2004, com uma cirurgia plástica efetuada pelo então CAPITÃO Méd PM HILÁRIO (promovido a Major em 2007), pensei ter me livrado disso. Mas, com o transcorrer dos últimos anos, esse carcinoma retornou. Agora, em 2008, desde o princípio de janeiro, estou lutando para mais uma cirurgia, finalmente marcada para a tarde desta segunda-feira.
Por volta das 6 horas, o SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR vai me transportar em seu carro até o Hospital Militar, no BARRO BRANCO. Acompanha-me nos momentos iniciais da internação. Por volta das 7:40 horas, já no 5º andar, onde ficarei internado no quarto 502, o JOÃO despede-se. Ficará pronto para, talvez amanhã, retornar por ocasião da alta.
ROBERTO, um PM do 12º BPMM, que deverá logo mais operar a garganta, faz-me companhia no quarto. Estou tranqüilo, mas, ao mesmo tempo, ansioso para ser submetido à cirurgia. Por volta das 10 horas, o PM ROBERTO vai para a cirurgia. Um comprimido de diezepan deixa-me bastante sonolento. Sou acordado com a chegada do PM ROBERTO, e, depois, com familiares seus. Seu pai é o SARGENTO PM MÁRCIO DE OLIVEIRA, que trabalhou conosco, durante muito tempo, no P3 do CPChq, na equipe formada pelo SARGENTO GERALDO NUEVO. Isso aconteceu nos anos 1980. MÁRCIO reformou em 2005. Seu filho está na PMESP já há treze anos. É pai de um garoto de 8 anos e sua esposa, que também lhe vem visitar, está grávida de oito meses.
Na tarde, depois das 14 horas, sou encaminhado, de maca, para o local da operação. Vamos encontrar os médicos: 1º TENENTE Méd PM PAULO APARECIDO ORTIZ GALIANO (que irá efetuar a cirurgia plástica); 2º TENENTE Méd Fem PM JULIANA P. GONÇALVES (que irá auxiliar o ORTIZ) e o anestesista 2º TENENTE Méd CARLOS EDUARDO P. PERILLO. Submetido à anestesia, nada mais fico sabendo da operação em si. Não parece ter levado um grande tempo. Sou transportado para o quarto, adormecido.
Vamos passar uma noite sem grandes problemas, pois também não há nada para registrar. Apenas posso acrescentar o telefonema do GINO STRUFFALDI, antes que eu seja submetido à operação.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo conheceu hoje os novos membros do CONSELHO SUPERIOR DE MAGISTRATURA para o biênio 2008/2009. São eles: o presidente do TJSP, desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI; vice-presidente, desembargador JARBAS JOÃO COIMBRA MAZZONI, e corregedor geral de Justiça, RUY PEREIRA CAMILO. Também foram empossados os presidentes das Seções de Direito Criminal, EDUARDO PEREIRA SANTOS; de Direito Privado, LUIZ ANTÔNIO RODRIGUES DA SILVA, representado pelo presidente da Seção em exercício JOSÉ GERALDO DE JACOBINA RABELLO; de Direito Público, ANTÔNIO CARLOS VIANA SANTOS. Houve, ainda, a apresentação do novo decano desembargador ANTÔNIO CARLOS MUNHOZ SOARES, que substitui o desembargador LUIZ ELIAS TÂMBARA. A solenidade de abertura do ANO JUDICIÁRIO foi prestigiada por autoridades civis, militares, eclesiásticas e políticas, como o prefeito de São Paulo GILBERTO KASSAB e o governo do Estado JOSÉ SERRA.

O secretário da Segurança, RONALDO MARZAGÃO, mandou apurar quem divulgou a informação de que um laudo de balística comprovou que a arma usada na execução do coronel da Polícia Militar, JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, havia sido empregada numa chacina ocorrida em 2007 na zona norte. A notícia foi publicado pelo ESTADO no sábado, dia 9 de fevereiro. MARZAGÃO pediu “medidas enérgicas” contra o responsável.

Depois do sucesso do videoclipe FORÇA TÁTICA EQUIPE DO TERROR, em que as estrelas eram policiais do 21º Batalhão de Polícia do GUARUJÁ, agora é a vez de policiais das RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR (ROTA) terem uma homenagem veiculada na Internet. ROTA – CHUMBO QUENTE é o nome do vídeo que circula no site YOUTUBE. Nele, há fotos de ações, treinamentos e festividades de integrantes da ROTA embaladas pela música ‘CHUMBO QUENTE’, do BONDE DO RATÃO. As fotos são intercaladas com frases do tipo: “Se correr a ROTA pega e se ficar a bala come”.

A manifestação da Associação dos Mensageiros e Motociclistas do Estado de São Paulo (AMMSP) e da Força Sindical reuniu hoje pela manhã cerca de 100 motoboys no PÁTIO DO COLÉGIO, centro de SÃO PAULO. No ponto final do ato, a sede do BANCO CENTRAL, na Avenida PAULISTA, havia apenas 20 manifestantes. Ao contrário do ato do dia 12 de janeiro, com 700 motoqueiros, o trânsito da cidade não foi afetado.

O secretário da Segurança Pública do RIO, JOSÉ MARIANO BELTRAME e o governador SÉRGIO CABRAL discursaram hoje no 16º BPM, em OLARIA, na zona norte, de frente para o complexo de favelas do ALEMÃO, na posse do novo comandante de policiamento da capital, CORONEL PM MARCUS JARDIM, que comandava a unidade. O governador atribuiu a crise, liderada por oficiais que foram exonerados de cargos de comando, à “carência de notícias pré-carnavalescas’. “Não há crise, imagina. É que nem aquela frase do FERNANDO SABINO, no livro ENCONTRO MARCADOR. “O problema é não ter problema”. Agora que o BRASIL voltou ao normal vocês vão ver que não há crise.” CABRAL afirmou que se tratava de um “momento raro de confiança na corporação”. Em discurso, ele disse que não pode resolver tudo de uma hora para outra. “Queria eu com uma canetada resolver todos os problemas. Tem que ser passo a passo, com disciplina, com organização”. 

Cinco garotas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente na Estrada do ITAPETI, em MOGI DAS CRUZES, a 45 km da Capital, no domingo à noite. Elas tinham participado de um churrasco quando o carro que ocupavam, um FIAT SIENA, bateu de frente com um caminhão MERCEDES BENZ. Segundo testemunhas, o carro estava na contramão e em alta velocidade. A polícia encontrou uma caixa de cerveja dentro do carro.
A agente de viagens LILIANE ASSUNÇÃO, de 25 anos, dirigia o carro. Ela morreu na hora. Também perderam a vida na colisão a auxiliar administrativa JÉSSICA DE SANTANA, de 22, SUELEN SILVA FERREIRA, de 24, ALEXANDRA MACHADO, de 27, e a estudante NAREL PEREIRA DE MOURA, 17. Outras duas ocupantes do carro ficaram feridas: a vendedora TAMIRES GOMES NAVARRO, de 18, e a estudante de agronomia JESSIKA ZOPOLATO MENDES, de 25. A primeira está consciente e internada no Hospital SANTA MARCELINA, em ITAQUAQUECETUBA. Já JESSIKA fraturou o braço.
As amigas passaram o dia inteiro em uma casa de alto padrão no Condomínio ARUÃ. Participaram de um churrasco de confraternização.

Embriagado, AILTON LACERDA LEITE, de 37 anos, confessou para a mulher que matou com pauladas a cunhada VALDINÉIA APARECIDA NUNES DE OLIVEIRA, de 34 anos, e depois enterrou o corpo dela no quintal de casa, na VILA ALZIRA, zona leste. O assassino dormiu por três dias ao lado do corpo antes de escondê-lo.
O caso só foi solucionado porque a mulher dele, HELENA MARQUES DE SOUZA, de 33 anos, avisou seu irmão e ex-marido de VALDINÉIA, HELENO DE SOUZA, de 37, que ligou à polícia.
Dias antes do crime, HELENA havia saído de casa com os dois filhos (de 10 e 15 anos), pois estava cansada de apanhar do marido, que não trabalhava e gastava o dinheiro no bar. Por duas semanas ela morou na casa do irmão.
O assassinato aconteceu no dia 26 de janeiro. LEITE chegou com a cunhada em casa e vizinhos ouviram barulho depois de algum tempo. De acordo com moradores, era como se o imóvel estivesse sendo revirado. A porta da residência chegou a ser quebrada.
No dia seguinte, vizinhos viram LEITE pintando as paredes do imóvel. A polícia acredita que ele estaria cobrindo manchas de sangue da vítima. No dia 28, uma vizinha notou que LEITE estava cavando um buraco no quintal. Ela perguntou o que era aquilo e LEITE respondeu que iria enterrar entulho. Dois dias depois, o buraco estava fechado e coberto com cal. HELENA decidiu voltar para casa no último domingo, por causa do início das aulas dos filhos. A mulher estava preparando o almoço, quando LEITE voltou do bar e disse que precisava contar uma coisa para ela.
O corpo de VALDINÉIA foi encontrado no buraco cavado por LEITE.

O filme TROPA DE ELITE estreou hoje de manhã no Festival de Cinema de BERLIM e logo recebeu uma crítica do site da revista especializada VARIETY que o compara a RAMBO, produção americana com SYLVESTER STALLONE no papel-título famosa pela violência e conservadorismo político. O texto afirma que TROPA DE ELITE “eleva a poderosa Polícia Militar do BRASIL ao heroísmo estilo RAMBO”. A crítica fala em uma “celebração da violência que flerta com um filme de recrutamento nazista”.
WÁGNER MOURA, o CAPITÃO NASCIMENTO, passou a tarde dando entrevistas. “O que deu para sentir foi que o filme mexeu com as pessoas. É um filme que expõe nossa cara e faz pensar”. TROPA DE ELITE está na corrida do URSO DE OURO. Uma coisa é certa: o júri viu TROPA na malfadada sessão da manhã. A expectativa é que isso não traga prejuízos ao filme.

FÁBIO ASSUNÇÃO não participará mais da próxima novela das oito da GLOBO, JUÍZO FINAL. O ator pediu para deixar o elenco da nova trama de JOÃO EMANUEL CARNEIRO para resolver problemas pessoais. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, nesta segunda-feira. FÁBIO, que viveria o vilão DODI, chegou a participar da leitura dos textos com o diretor RICARDO WADDINGTON e as atrizes CLÁUDIA RAIA e MARIANA XIMENEZ, em janeiro. No dia 24 de janeiro, ele prestou depoimento à Polícia Federal, após ser flagrado na companhia de um suposto traficante de drogas, em um flat de SÃO PAULO.

Apesar de garantir que a situação no TIMOR LESTE está sob controle, o primeiro-ministro XANANA GUSMÃO decretou estado de sítio e solicitou ao governo da AUSTRÁLIA que envie mais tropas para garantir a segurança, após a tentativa de golpe de ex-militares rebelados, liderados pelo ex-major ALFREDO REINADO, morto no ataque.
Operado numa base australiana no TIMOR, RAMOS-HORTA foi transferido hoje para o ROYAL DARWIN HOSPITAL, em DARWIN, na AUSTRÁLIA, onde foi submetido a uma segunda cirurgia. Ele está em coma induzido.  

O deputado democrata americano TOM LANTOS morreu hoje, aos 80 anos, vítima de câncer no esôfago. Quando era adolescente, ele fugiu duas vezes de um campo de concentração na HUNGRIA. Foi o único sobrevivente do HOLOCAUSTO a ter uma cadeira no governo americano. LANTOS foi diretor da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, que tratou de temas como a guerra no IRAQUE e o conflito em DARFUR.

Como VITALY KALOYEV, um assassino condenado por esfaquear um homem, poderia esperar ser tratado depois de sua libertação? Na RÚSSIA, o arquiteto de 52 anos, que matou o controlador aéreo acusado de ter causado a acidente no qual morreu sua mulher e seus dois filhos, tornou-se herói nacional.
No mês passado, o arquiteto – libertado em novembro de 2007, na SUÍÇA, depois de cumprir menos de 4 anos de prisão – foi nomeado como vice-ministro de Construção da República da OSSÉTIA DO NORTE, no sul do país. Membros do NASHI, um grupo de apoio ao KREMLIN, saíram às ruas carregando pôsteres que retratavam KOLOYEV como herói. “Não sou herói. Sou um homem comum. As pessoas que me deram apoio se preocupam com seus filhos”, afirmou em entrevista recente.
Em julho de 2002, o arquiteto participava de um projeto na ESPANHA, quando sua mulher SVETLANA, de 44 anos, seu filho KONSTANTIN, de 10, e sua filha DIANA, de 4, pegaram um avião para encontrá-lo. Quando a aeronave sobrevoava a ALEMANHA, ela colidiu com um jato, deixando 71 mortos. A investigação concluiu que o controlador dinamarquês PETER NIELSEN, da empresa suíça SKYGUIDE, entrou em pânico quando viu os aviões em rota de colisão e passou instruções erradas. 
Irritado com a demora no processo, KALOYEV foi até ZURIQUE tirar satisfações com NIELSEN. “Queria um pedido de desculpas, mas ele fechou a porta e derrubou as fotos de meus filhos. Foi como ele os tivesse matado de novo”. Apesar de KALOYEV não se lembrar do que aconteceu em seguida, ele não nega ter esfaqueado o controlador. “As pessoas me perguntam se eu perdoei NIELSEN. Por quê deveria? Os filhos dele estão crescendo felizes”.

O templo de NAMDAEMUN, situado no coração de SEUL, capital da CORÉIA DO SUL, foi destruído hoje por um incêndio. O monumento do século XIV é um dos poucos edifícios que sobreviveram à ocupação japonesa e era considerado o maior símbolo do país. Apesar da ação dos bombeiros, sua estrutura de madeira foi reduzida a cinzas. Especialistas acreditam que a restauração levará três anos e custará 21 milhões de dólares.

A soprano dinamarquesa INGA NIELSEN morreu hoje, aos 61 anos, no hospital de GENTOFTE, de COPENHAGUE, em decorrência de um câncer. Nascida em 1946, em HOLBAEK, INGA NIELSEN, que fez fama como intérprete de MOZART, começou sua carreira muito nova: aos 9 anos gravou seu primeiro disco. Em 1975, o diretor CHRISTOPH VON DONANYI a levou para a ópera de FRANKFURT e a partir de 1980 ela se apresentou nos principais teatros do mundo. Um de seus papéis mais conhecidos foi o de KONSTANZE em O RAPTO DO SERRALHO, de MOZART, que cantou a partir de 1987 no festival de SALZBURGO e depois em LONDRES sob regência de GEORG SOLTI. 

2 009      :     -   QUARTA-FEIRA
Pressão alta por causa do calor e de contrariedades financeiras. O meu ordenado não comporta os gastos diários. LUCINDA sabe disso e, mesmo assim, pede mais dinheiro, criando um ambiente pesado.
Mal humorado e desmotivado vou para a cidade. Encontro a Sociedade sofrendo as dificuldades ocasionadas pelas obras. MARINEI conseguiu desocupar um quartinho cheio de tranqueiras, que dava até medo mexer. Vai se preparando esse cômodo do térreo para a reforma, quando a administração deverá subir para o primeiro andar. Acredito que iremos entrar no mês de março com as obras em andamento. A Sociedade será outra depois dessa reforma geral. 
CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, comparece ao MMDC nesta tarde para tratar de uma reunião do Conselho em 18 de fevereiro. Como as condições da Sociedade são precárias, ele marca a reunião para o seu escritório. Conhece as obras da reforma pela primeira vez. Demonstra contentamento pela realização dessas obras, afirmando que isso é uma nossa grande vitória.
Nosso presidente, GINO STRUFFALDI e seu vice, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES estão visitando o Comando Militar do Sudeste e também o 8º Distrito Naval. Trata-se da cerimônia de entrega da Comenda ROMA, marcada para o próximo sábado. O MENDES esteve no Quartel do Comando Geral da PMESP e trouxe a confirmação da presença do CORONEL PM RODRIGUEIRO na festa da LOJA ROMA.
O Professor ADILSON CÉZAR mantém um contato telefônico conosco e confirma presença no sábado na LOJA ROMA. Irá telefonar para o GINO.
Os pedreiros estão aprontando a entrada da porta do MMDC e o corte do granito causa uma poeira tremenda que me deixa com problemas respiratórios. Saio da Sociedade por volta das 16 horas.
LUCINDA conversa comigo sobre a situação do seu irmão JOSÉ, internado no hospital CARLOS CHAGAS. Está marcada uma cirurgia na coluna para amanhã, por volta do meio-dia. Um disco está fora do lugar e causa as dores na perna direita do JOSÉ.
O GINO telefona-me esta noite. Está contente com os resultados de suas visitas ao CMSE e ao 8º DN, bem como a confirmação da presença do SubCmt da PMESP na festa da LOJA ROMA. Amanhã, por volta das 10 horas, deverá estar presente na solenidade do CPA/M-1.

A Administradora de Ativos & Participações, com endereço em CAMPINAS, manda-me uma Carta de Intenção de Compra de Precatórios Estaduais. Refere-se ao processo 7954/-5 – Antigo 724/90, cujo cabeça da ação é AGNALDO RICARDO DA SILVA e outros. Consta que também faço parte desse processo. Realmente não sei do que se trata. Vou mandar uma mensagem, via Internet para nsadmativos@ig.com.br para me inteirar do assunto.
PREZADA GEISA
Recebi hoje a Carta de Intenção de Compra de Precatórios Estaduais dando ciência de que participo do processo 7954/05, antigo 724/90, tendo como cabeça da ação AGNALDO RICARDO DA SILVA e outros. Poderia, através e-mail, saber a real situação do processo? Meu telefone: 24413821.Atendo pela manhã até 11 horas e à noite. Durante a tarde estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, cujo telefone é 31058541.
                                       CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA

Recebi, através do GRUPO BARRO BRANCO uma solicitação a respeito do Doutor CAIO CELIDÔNIO, ex-combatente do Batalhão ROMÃO GOMES. Passo a seguinte mensagem ao interessado:
PREZADO DÉCIO
Somente agora conheci o teor da sua mensagem. Vou verificar o que consta sobre o número 5.798. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi fundada em 7 de julho de 1954. Pode ser que sob esse número o Dr CAIO viesse a ser nosso associado. Nosso Museu "MARIA SOLDADO" está situado no núcleo da Sociedade, na LAPA, no interior do COLÉGIO SANTO IVO. Aceita doações de peças. Embora estejamos em reforma geral, o MMDC está situado na rua ANITA GARIBALDI, 25 e, durante a tarde estou presente no prédio. Se você puder, venha tomar um café conosco.
Assim que tiver uma resposta a respeito do Dr CAIO eu a passarei para você. 

A vendedora CAMILA DOS SANTOS, de 19 anos, foi amarrada, esfaqueada e deixada dentro de um freezer fechado por quatro dias. O homicídio, que chocou os moradores do JARDIM APARECIDA, em FRANCISCO MORATO, foi confessada pelo músico PAULO SÉRGIO RIBEIRO, de 41 anos, ontem.
“Não queria fazer nada. Mas a voz ficou atentando no meu juízo para eu fazer coisa errada, para matar”. Diz PAULO, que passou cinco anos no Hospital Psiquiátrico de Custódia de FRANCO DA ROCHA, de onde saiu em 2003. Há um ano e meio, ele parou de tomar os remédios de venda controlada que os médicos haviam recomendado.
CAMILA era inquilina de PAULO e da mulher dele há um ano. O casal aluga alguns cômodos do imóvel em que mora, na Rua JOÃO XXIII. O músico diz que começou a ter um caso com a vendedora há quatro meses. GLÁUCIA SOUZA DE CARVALHO, de 18 anos, prima e vizinha de CAMILA, afirma que nunca soube desse relacionamento.

Irritado, um médico de 61 anos quebrou quatro vidros, duas lanternas e a porta de um ônibus na manhã de hoje após um acidente em SÃO MIGUEL PAULISTA. Durante o quebra-quebra, o médico cortou a mão direita e teve de levar pontos. O motorista, o cobrador e os passageiros não foram feridos. O médico ROBERTO PANZIONATTO CUENCE teve o ataque de fúria por volta das 9 horas, após o motorista do ônibus, que fazia a linha PARQUE DOM PEDRO / JARDIM DAS OLIVEIRAS, fechar o seu FIAT STRADA azul na Avenida MARECHAL TITO e provocar uma colisão.

A polícia recuperou hoje quatro guitarras da cantora RITA LEE que haviam sido roubadas de um caminhão em agosto do ano passado, na Rodovia RAPOSO TAVARES. Os instrumentos estavam no Centro de POÁ, com um professor de música, que foi preso. Segundo os produtores da banda da roqueira, o equipamento encontrado vale cerca de 40 mil reais.
Uma equipe da Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas do DEIC recebeu a informação de que o professor ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA, de 33 anos, estava com os instrumentos e conseguiu na Justiça um mandado de busca e apreensão. O professor estava sozinho em sua casa quando a polícia chegou. Ele não resistiu à prisão. Para a polícia, ele contou que pagou cerca de sete mil reais por duas guitarras das marcas GIBSON LES PAUL, uma MUSIC MAN e uma FENDER.

Policiais militares do 37º BPMM, suspeitos de participar de um grupo de extermínio que age na zona sul da capital e em ITAPECERICA DA SERRA, são investigados também em uma chacina ocorrida em 24 de setembro de 2008, no CAPÃO REDONDO. A região é a mesma onde a polícia apreendeu, segunda-feira, uma faca e um machado que teriam sido usados para cortar as cabeças de pelo menos quatro pessoas.
Hoje, o delegado PEDRO BUK, da Delegacia de TABOÃO DA SERRA, indiciou em inquérito os soldados MARCOS AURÉLIO PEREIRA LIMA, RONALDO DOS SANTOS REIS e JONAS SANTOS BENTO, pela execução do doente mental ANTÔNIO CARLOS DA SILVA ALVES, de 31 anos, em 9 de outubro de 2008. As outras vítimas do grupo seriam ROBERTO SANDRO CAMPOS NETO, de 19 anos, e ROBERTO APARECIDO FERREIRA, de 20, mortos em 29 de maio de 2008.
Na casa do PM LIMA foram encontradas fotos de várias pessoas tatuadas, que a polícia suspeita se tratar de outras vítimas do grupo, além de uma foto de um bebê segurando uma arma.
Até agora, sete dos 12 PMs presos já estão indiciados. Os outros são: SARGENTO PM MOISÉS ALVES DOS SANTOS, CABO PM JOAQUIM ALEIXO NETO e os soldados ÂNDERSON DOS SANTOS SALES E RODOLFO DA SILVA VIEIRA.

Uma adolescente de 14 aos, grávida de três meses, foi baleada na cabeça por um tiro disparado acidentamente por uma amiga de 10 anos, hoje, na região do ITAIM PAULISTA. A jovem foi submetida a uma tomografia no Hospital SANTA MARCELINA, em ITAQUERA, e está internada em estado grave.
Por volta das 12:30 horas a menina de 10 anos encontrou a arma escondida embaixo de algumas caixas que estavam espalhadas pelo chão no quarto do casal. Ela teria pego o revólver, voltado para a sala e mostrado a arma para uma amiga. Mas, enquanto exibia o revólver, sem querer, ela acabou apertando o gatilho, atingido a amiga na cabeça.

A advogada brasileira PAULA OLIVEIRA, de 26 anos, foi agredida por três homens que seriam skinheads neonazistas ontem à noite, em DUBENDORF, cidade próxima a ZURIQUE, na SUÍÇA. Grávida de gêmeas havia três meses, ela perdeu as crianças e sofreu cortes em todo o corpo.
PAULA foi abordada em uma estação de trem após conversar com sua mãe, GENI, em um telefone público. Armados com um estilete, os suspeitos a levaram para uma área deserta e a torturaram por dez minutos. “Deram socos, chutaram e a cortaram com estiletes no corpo inteiro e fizeram a sigla ‘SVP’ (que denomina Centro da União Democrática, um dos principais partidos do país) nas pernas”, disse o pai dela, PAULO OLIVEIRA ao site “G1”. “Eles tinham suástica na cabeça”, afirmou.

O PALMEIRAS segue sem conhecer um rival à altura em 2009. A vítima da vez foi o MIRASSOL, que, mesmo atuando em casa, bem que tentou, mas não conseguiu frear o ímpeto alviverde e perdeu por 3 a 2. Os três pontos fizeram com que o PALMEIRAS, além de manter a liderança do Estadual com 18 pontos e um jogo a menos que os rivais, alcançasse uma marca que não vinha havia 89 anos: o de 8 triunfos seguidos no início da temporada.  Se quiser igualar o feito que o então PALESTRA ITÁLIA conseguiu em 1920, vai precisar de mais três vitórias.
No CORINTHIANS, BOQUITA entra no fim e salva o time frente ao MOGI MIRIM por 2 a 0. O jovem promovido recentemente dos juniores, de 18 anos, entrou aos 35 minutos do segundo tempo e, quatro minutos depois, fez o gol que abriu caminho para uma sofrida vitória. O SÃO CAETANO festejou os resultados da sétima rodada. Além de ter derrotado o OESTE por 2 a 1, no ANACLETO CAMPANELLA, contou com empates de seus concorrentes e entrou no grupo dos quatro melhores do CAMPEONATO PAULISTA que se classificam para a semifinal. As outras três partidas entre os times considerados “pequenos” terminaram empatadas e pelo mesmo placar: 1 a 1. Em BAURU, o artilheiro PEDRÃO marcou seu sétimo gol no campeonato e salvou o BARUERI da derrota diante do lanterna NOROESTE, que ainda não conseguiu nenhuma vitória. Tem apenas 2 pontos. O BARUERI, embora ainda invicto, saiu do G4. Em BRAGANÇA, MARCELINHO CARIOCA perdeu pênalti, defendido pelo goleiro GILVAN, e o SANTO ANDRÉ só empatou. No BRINCO DE OURO, sob chuva forte, o GUARANI atuou com um a mais desde os 21 minutos do 1º tempo, mas não foi capaz de vencer o GUARATINGUETÁ.

Depois de ser eliminado com 72% dos mais de 30 milhões de votos no “BBB9”, NEWTON soube pela prima que estava sendo visto como um “THYRSO piorado”. Sempre atento aos passos de JOSIANE dentro da casa, o gaúcho promete continuar de olho na amada. “Fiquei decepcionado com a comparação. Realmente, não sou tão tranqüilo. Se estou com a namorada, não gosto que cheguem junto”, admite ele, que vai monitorar o comportamento da cantora pela TV.

Fazia tempo que MICHAEL SCHUMACHER não levava um susto, daqueles de fazê-lo pensar se vale a pena continuar com essa história de se alimentar da velocidade. Mais precisamente dez anos. Hoje, enquanto participava do treino coletivo das equipes que disputam o Campeonato Alemão de SUPERBIKE, competição de motos, na ESPANHA, o ex-piloto de Fórmula 1, sete vezes campeão do mundo, se acidentou e acabou no hospital de MÚRCIA. “Os exames não apontaram nada e gostaria de dizer que estou bem”, afirmou. A FERRARI já teve problemas para conter o ímpeto do piloto com quem experimentou o período de maior sucesso de sua história: foram campeões do mundo de 2000 a 2004, cinco títulos seguidos. O alemão pratica vez por outra paraquedismo e até hoje, aos 40 anos, adora realizar grandes viagens com sua HARLEY DAVIDSON, série especial MICHAEL SCHUMACER. Desde que se retirou da Fórmula 1 com praticamente todos os recordes, voltou sua viseira para as corridas de moto.
Apesar de não sofrer quase nada, o acidente poderia ter deixado seqüelas, o que em 15 anos e 250 GPs na Fórmula 1 não foi o caso.

A autópsia de ELUANA ENGLARO, a italiana em coma por 17 anos que, por decisão da Suprema Corte do país, teve a alimentação interrompida, revelou que ela morreu de desidratação, como previsto no protocolo autorizado pela Justiça. A desidratação provocou parada cardíaca. O enterro do corpo de ELUANA foi autorizado hoje pelo procurador de UDINE, no nordeste da ITÁLIA, onde ela morreu. O aval de ANTÔNIO BIANCARDI coincide com a opinião do procurador-geral da Corte de Apelação de TRIESTE, BENIAMINO DEIDDA, que reafirmou hoje que as causas do falecimento da jovem são “compatíveis” com o protocolo médico. O tio de ELUANA, ARMANDO ENGLARO, afirmou que a família não mais pretende cremá-la. Ela será enterrada no cemitério de SAN DANIELE, na cidade de PALUZZA, próxima a UDINE.

Militantes do TALEBAN realizaram hoje ataques coordenados contra três ministérios do governo afegão, no centro de CABUL, deixando pelo menos 20 mortos e 57 feridos. Audaciosa, a ação demonstrou a falta de controle das forças de segurança sobre a capital um dia antes de o enviado especial do governo dos EUA para a região, RICHARD HOLBROOKE, chegar ao AFEGANISTÃO em sua primeira missão oficial. O TALEBAN assumiu a autoria dos ataques.      

2 010       :       -        QUINTA-FEIRA
CONVITE transmitido pelo PEDRO PAULO PENNA TRINDADE: “Convido a todos para o concerto que o Teatro Lírico de Equipe realizará no próximo dia 11, quinta-feira, às 20:30 horas, no THEATRO SÃO PEDRO, em homenagem à HEIDI LAZZARINI, figura inesquecível dos meios musicais de São Paulo.
Com o meu abraço, aguardo a presença de todos!”

HOMENAGEM A IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, o Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo – FECOMERCIO, a Academia Paulista de Letras – API, a Academia Paulista de História – APH e a Academia Paulista de Letras Jurídicas – APLJ convidam para a homenagem, que será prestada ao professor doutor IVES GANDRA MARTINS pela sua dedicação ao Direito e à cultura jurídica nacional.
DIA 11 DE FEVEREIRO DE 2010 – QUINTA-FEIRA
HORA: 18:30 horas
LOCAL: ESPAÇO SOCIOCULTURAL – TEATRO DO CIEE
RUA TABAPUÃ, 445 – ITAIM BIBI
PROGRAMAÇÃO:
18:30 horas: Recepção
19 horas: Abertura Solene
                 Hino Nacional Brasileiro, entoado pelo Madrigal Sempre En Canto, sob a regência da maestrina REGINA KINJO.
                 Pronunciamento do acadêmico RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA, Presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas e Presidente do Conselho de Administração do CIEE
                 Pronunciamento do doutor ABRAM ABE SZAFMANN, Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – FECOMERCIO
                 Pronunciamento do acadêmico JOSÉ RENATO NALINI, Presidente da Academia Paulista de Letras
                 Pronunciamento do acadêmico LUIZ GONZAGA BERTELLI, Presidente da Academia Paulista de História – APH e Presidente Executivo do CIEE
                 Pronunciamento da professora doutora IVETTE SENISE FERREIRA, Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo
                 Homenagem ao professor doutor IVES GANDRA DA SILVA MARTINS.   

Muito calor nesta quinta-feira. Faço uma viagem difícil, face as reformas na MARGINAL TIETÊ. Foram inaugurados trechos, mas que acabam em “estrangulamentos” de pontos que ainda estão em obras. Chego tarde na Sociedade e somente depois das 14 horas é que vou almoçar.
COLOMBO me ajuda no MMDC e recebo a visita do ASPIRANTE A OFICIAL JOSÉ ARAÚJO GOMES. Ele foi o presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” e, declarado Aspirante, foi classificado no 48º BPMMM, na zona leste. Permaneço na Sociedade até 16:15 horas. Começa a anunciar mais um temporal e, já no interior do ônibus, na VIA DUTRA, vejo a água cair.   

CORONEL Int BENEDITO BORTOLETTO despediu-se do cargo de prefeito da Aeronáutica de São Paulo nesta tarde. Na oportunidade, com a presença do TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO, Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, e o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO PERTUSI, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), assumiu o cargo de Prefeito da Aeronáutica o CORONEL Int ADALBERTO ALVEZ PEDROZA.

Em 11 de fevereiro de 2010 12:32, Cel Ciapina escreveu:
Ontem à noite, o Coronel Manoel Messias Mello, durante solenidade realizada no pátio do quartel em São José dos Campos, assumiu o comando do CPI-1 do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira de SP, em substituição ao Cel Salgado que deixa o comando.

QUANDO COMEÇAR O HORÁRIO GRATUITO DO TRE, ISTO NÃO VAI APARECER NO CURRÍCULO DA CANDIDATA, MAS O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEIS DEVE SABER.
Quem é ela? O pai dela - Pétar Russév (mudado para Pedro Roussef) -, filiado ao Partido Comunista búlgaro, deixou um filho (Luben) lá na Bulgária e veio dar com os costados em Salvador, depois Buenos Aires e, ao fim, fez negócios em São Paulo.. Encantou-se com a professorinha de 20 aninhos, Dilma Jane da Silva (rica, filha de fazendeiro), e com ela casou e viveu em Belo Horizonte, tendo três filhos: Igor, Dilma - guerrilheira - e Lúcia. Igor morreu em 1977. Era uma família classe A, com casa enorme, três empregadas, refeições servidas à francesa, com guarnições e talheres específicos. Tinham piano e professora particular de francês. Dilma entrou primeiro numa escola de freiras - Colégio Sion - e, depois, no renomado Estadual Central. Nas férias, iam de avião para Guarapari/ES e ficavam no Hotel Cassino Radium. Dilma, ainda jovem, entrou para o POLOP - Política Operária - e depois mudou-se para o COLINA - Comando de Libertação Nacional -. Apaixonou-se e casou-se com Cláudio Galeno Linhares, especialista em fazer bombas com os pós e líquidos da farmácia de manipulação do seu pai. Sua primeira aula de marxismo foi-lhe dada por Apolo Heringer e, pouco depois, estava em suas mãos o livro: "Revolução na Revolução", de Régis Debray, francês que mudou-se para Cuba e ficou amigo do Fidel e mais tarde, acompanhando Guevara, foi preso na Bolívia. Aos 21 anos, Dilma partiu para o RJ a fim de se esconder dos militares, após o frustrado assalto ao Banco da Lavoura de Sabará. No Rio, ainda casada, apaixonou-se por Carlos Franklin Paixão de Araújo, o chefe da dissidência do Partidão; então, chegou, de chofer, e disse para o marido: "Estou com o Carlos!". Carlos vivia antes com a geógrafa Vânia Arantes e, sedutor, já havia tido outras sete mulheres, aos 31 de idade. Com ele, Dilma participou da fusão COLINA/VPR (esta do Lamarca), que deu origem, em Mongaguá, à Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares, cujo estatuto dizia: Art.1º - A Vanguarda Armada Revolucionária Palmares é uma organização político-militar de caráter partidário, marxista-leninista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo." Foi em Mongaguá, litoral paulista, que se traçou o plano da "Grande Ação", que se deu em 18 de julho de 1969, com o assalto e roubo do cofre da casa da amante do Ademar de Barros, em Santa Teresa/RJ, que rendeu-lhes 2,5 milhões de dólares, cofre aberto em Porto Alegre, a maçarico, pelo metalúrgico Delci. Mas a organização se dividiu entre "basistas"- que defendiam o trabalho das "massas" e junto às "bases", e os "militaristas", que priorizavam a imediata e constante luta armada comunista. A disputa pelo butim dolarizado foi ferrenha! Dilma era chamada de "Joana D'Arc da subversão". Então foi para São Paulo onde dividia um quarto com Maria Celeste Martins, hoje sua assessora imediata no Planalto. Dedurada por José Olavo Leite Ribeiro - mantinha com com ela três contatos semanais. Depois de vários ataques -, foi presa, armada, em um bar da Rua Augusta, juntamente com Antônio de Pádua Perosa; depois, entregou à polícia seu amigo Natael Custódio Barbosa. Enquanto isso, o Carlos Araújo teve um romance tórrido com a atriz Bete Mendes, da TV Globo. Dilma saiu do presídio em 1973 e foi para Porto Alegre, reatar com o Carlos infiel. Mas hoje, Carlos Araújo mora sozinho com dois vira-latas (Amarelo e Negrão), numa casinha às margens da lagoa do Guaíba, em Porto Alegre. Ele tem enfisema pulmonar e está com 71 anos. Diz que é feliz, mesmo com a ex-esposa sendo Ministra e candidata do apedeuta/fronteiriço à Presidência da República. Eis aí uma "síntese/sintética/resumida" da vida da Dilma Roussef que, logo....logo...será apresentada pelo Lulla como a pessoa ideal para governar o país. E, em se tratando deste povo brasileiro (batuque, bola, bolsa-família e bunda), tudo pode se esperar, infelizmente.

O governador do DISTRITO FEDERAL, JOSÉ ROBERTO ARRUDA (sem partido, ex-DEM), foi preso hoje, acusado de tentar subornar testemunhas no inquérito da OPERAÇÃO CAIXA DE PANDORA – em que é acusado de comandar “organização criminosa” – e de obstrução à Justiça. Segundo despacho do ministro do Superior Tribunal de Justiça FERNANDO GONÇALVES, que preside o caso, ARRUDA e seu grupo valem-se “do poder econômico e político para atrapalhar as investigações e garantir a impunidade”. O vice PAULO OCTÁVIO (DEM) assumiu o governo.
Ao mesmo tempo, o procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, requereu ao Supremo Tribunal Federal intervenção no governo, com o impedimento de ARRUDA, do vice, e do presidente da Câmara Legislativa, WILSON LIMA. O pedido é inédito no período posterior à Constituição de 1988. A prisão ocorreu quatro meses e meio após o início da operação da PF, que investigou esquema de corrupção montado na capital, com distribuição de mesadas para parlamentares, secretários e funcionários do DF. A decisão foi determinada pelos ministros que integram a Corte Especial do STJ.
A corte também determinou o afastamento do governador e a prisão de cinco aliados – o suplente de deputado distrital GERALDO NAVES, o ex-secretário de Comunicação WELLINGTON MORAES, o secretário particular de ARRUDA, RODRIGO ARANTES DINIZ, o ex-diretor da Companhia Energética de BRASÍLIA HAROLDO DE CARVALHO e o conselheiro do Metrô ANTÔNIO BENTO DA SILVA, que já tinha sido preso na semana passada.
Hoje mesmo os advogados de ARRUDA entraram com um pedido de hábeas corpus no Supremo Tribunal Federal. “A prisão é ilegal, abusiva e desnecessária”, alegou o advogado NÉLIO MACHADO. O ministro do STF MARCO AURÉLIO MELLO deve decidir amanhã sobre o recurso.
Os advogados argumentaram ainda que ARRUDA foi submetido a constrangimento ilegal por “uma medida açodada, diante de investigações inconclusa, em afronta às tradições de nossos tribunais”. A defesa argumentou, em favor do governador, que “jamais se viu perseguição como a que vem atingindo há mais de dois meses o governador do DISTRITO FEDERAL”. Os defensores afirmaram, ainda, que ARRUDA nunca foi ouvido por nenhum órgão de investigação.
Preso na Polícia Federal, o governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA foi acomodado num espaço com cama, banheiro privativo, sem grades, apelidada de “Sala de Estado Maior”. Segundo informou a Polícia Federal, ele seria mantido isolado, sob a vigília de um segurança, em uma sala da Diretoria Técnico-Científica, localizada no prédio do Instituto Nacional de Criminalística da PF, em BRASÍLIA.

Um sargento da PM foi morto a tiros na noite de ontem, em frente a uma padaria na VILA JARAGUÁ, região do ITAIM PAULISTA. O crime ocorreu às 21:45 horas. EDIVAL PELLEGRIM DE OLIVEIRA, de 37 anos, foi baleado por dois desconhecidos, logo após parar sua moto em frente ao estabelecimento. A dupla atirou sem dizer nada e fugiu a pé.    

O mundo da moda perdeu hoje seu hooligan, seu enfant terrible e um de seus mais talentosos expoentes da nova geração de criadores mundiais. LEE “ALEXANDER” McQUEEN morreu hoje, aos 40 anos.
Segundo a imprensa inglesa, o estilista estava sofrendo profundamente com a morte da mãe, há dez dias. McQUEEN, não conseguindo superar o trauma, teria se suicidado em sua casa do bairro de MAYFAIR, na zona nobre da capital inglesa.
Chamada ao local, a polícia inglesa descartou a possibilidade de morte suspeita. Há dias o estilista vinha comunicando sua dor em seu twitter. O funeral de sua mãe JOYCE estava marcado para amanhã. A família do estilista limitou-se a divulgar um comunicado no qual diz: “Neste momento de dor, preferimos não comentar esta trágica notícia. Além de destruídos, só temos a dizer que compartilhamos uma sensação de choque e dor.”
Enquanto a família enfrenta o choque, amigos e profissionais da moda comentam a perda do “trouble child” mais fashion da história. “Estou devastada. Perdi um grande amigo. E todos perdemos um grande talento”, declarou KATE MOSS, uma das maiores musas e amigas de McQUEEN.

Gritando “VIVA MANDELA, VIVA!”, milhares de sul-africanos festejaram hoje os vinte anos da libertação do ícone da luta contra o apartheid, que ficou 27 anos encarcerado como prisioneiro político do regime racista sul-africano. MANDELA, que tem 91 anos e saúde frágil, não compareceu aos festejos na prisão de DRAKENSTEIN, perto da CIDADE DO CABO, mas uma enorme estátua de bronze do líder sul-africano saindo da prisão foi inaugurada no local.
Entre a multidão, que agitava as bandeiras pretas, verdes e amarelas do Congresso Nacional Africano (CNA), partido de MANDELA que está no poder desde 1994, estavam outros heróis da luta contra o apartheid, presentes no dia da libertação.
Entre eles estava CYRIL RAMAPHOSA, membro do CNA e hoje um dos mais conhecidos empresários do país. “Nós o perdemos no caminho. Ele foi levado pela multidão”, lembra. Foi apenas muito depois,segundo RAMAPHOSA, que os amigos descobriram MANDELA, descalço, tomando chá na casa de um partidário do CNA no subúrbio de CIDADE DO CABO.

Um mês após o terremoto que arrasou o HAITI, a ONU vive uma crise interna, promove mudanças em sua estratégia, é obrigada a lidar com a vaidade de seus embaixadores da boa vontade e não consegue atender todos os necessitados. Apenas um em cada três haitianos desabrigados tem hoje uma barraca para passar a noite.
Se os dados estiverem corretos, o número de mortos no HAITI supera o de vítimas do tsunami que atingiu a ÁSIA em 2004. O governo, que hoje declara dia de luto nacional, chegou a falar em 230 mil mortos. Alguns ministérios falam em 217 mil mortos. Nenhuma entidade internacional confirma esses números, enquanto há dúvidas sobre a metodologia usada pelo governo para calcular as vítimas.
Segundo a ONU, 250 mil casas e 30 mil escritórios comerciais foram destruídos. Os escombros dariam para construir 200 estádios de futebol. Hoje, 1,2 milhão de pessoas estão desabrigadas. Apenas um terço foi atendido. Quase 500 mil deixaram a capital, PORTO PRÍNCIPE, rumo ao interior. A ONU ainda sofreu a maior perda de funcionários de sua história em um único acidente.

O ex-presidente BILL CLINTON, de 63 anos, foi internado em um hospital de NOVA YORK hoje, depois de sentir dores no peito. CLINTON passou por um procedimento para a colocação de dois stents em uma das artérias coronárias. Os stents são uma espécie de mola de aço inoxidável que é introduzida na artéria para mantê-la desobstruída. Em um comunicado distribuído à imprensa, seu assessor particular, DOUGLAS BAND, afirmou que CLINTON estava “com boa disposição”.
CLINTON foi submetido a uma grande cirurgia para implantar quatro pontes de safena em 2004, mas a obstrução em uma das artérias voltou, por isso foi necessário implantar os stents. CLINTON lutou contra alta taxas de colesterol e ganho de peso durante anos, mas desde o susto de 2004, vem se mantendo em forma e tinha bastante cuidado com a alimentação.
Segundo amigos, ultimamente ele estava trabalhando muitas horas por dia e exagerando nos esforços físicos. O ex-presidente atua como enviado especial da ONU no HAITI e tem gasto muito tempo no país, organizando esforços de resgate. Ele voltou há poucos dias de sua segunda viagem ao HAITI. Além disso, comanda uma fundação com 1,1 mil funcionários que atua no combate à aids, aquecimento global e pobreza.
A secretária de Estado HILLARY CLINTON soube da cirurgia do marido após uma reunião com o presidente BARACK OBAMA. Ela viajou de WASHINGTON para NOVA YORK hoje à noite e adiou uma viagem ao ORIENTE MÉDIO. A filha dos CLINTONS, CHELSEA, estava com o ex-presidente no hospital.  

2 011    :      -       SEXTA-FEIRA
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 10-2-2011
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, o Tenente-Coronel PM 822402-1 Roberto de Jesus Moretti, da 1ª EM/PM.
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, o Coronel PM: 822402-1 Roberto de Jesus Moretti, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4 (CPA/M-4).
Transferindo, por conveniência do serviço, o Cel PM 790448-7 Luiz Massao Kita, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4 (CPA/M-4), para a Assessoria Policial Militar da Prefeitura do Município de São Paulo (APMPMSP).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 800201-A João Paulo Rolim Marques -
O novo coronel da PMESP, ROBERTO DE JESUS MORETTI, nasceu em 22 de fevereiro de 1963. Entrou para a Corporação em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 24 de maio de 1995. Não tenho as datas de suas promoções a major e tenente-coronel.
O TENENTE-CORONELP M JOÃO PAULO ROLIM MARQUES, que está sendo transferido para a reserva, nasceu em 22 de agosto de 1959. Entrou para a PMESP em 22 de janeiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho as datas de suas promoções a capitão e major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 15 de dezembro de 2010.   

Nesta manhã, através correio eletrônico, mando para FRANCISCO GIANNOCCARO, Coordenador do Conselho Cívico e Cultural, a seguinte mensagem:
ESTIMADO COORDENADOR
Li ontem no DIÁRIO DE SÃO PAULO que faleceu em 24 de janeiro, aos 78 anos, PAULO DE AZEVEDO MARQUES. Aos 24 anos, em 1956, presidiu o Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP. No ano seguinte, presidiu a Semana Nacional MUDANCISTA, pedindo a mudança da capital federal do RIO para BRASÍLIA. Tentou ingressar na política com deputado. Nosso preito de gratidão ao PAULO, que participou durante alguns anos do Conselho Cívico e Cultural.   

Estou começando a pensar que está chegando a hora de parar de andar de ônibus, no meio de um calor de mais de 30 graus. Aos 74 anos, estou cansado. Hoje faço essa viagem com certa dificuldade. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro a funcionária MARINEI às voltas com a parte financeira. Os diretores não comparecem com assiduidade no MMDC. Hoje, por exemplo, não conto com nenhum deles. As “velhinhas”, viúvas dos ex-combatentes, querem saber se a pensão especial será “melhorada”. Não posso nem alentá-las que o governo está pensando nisso, pois é uma inverdade. Não há esperanças por esse lado.
Meus amigos CRISTIANO, RAFAEL e OLIVEIRA muito pouco ajudam. Todos têm seus próprios problemas e parece que a temperatura prejudica de uma maneira geral. Enfim, esta tarde é de puro pessimismo. Saio do MMDC pensando seriamente nos destinos da Entidade.

Com um pragmatismo de quem tem planos de ficar muitos anos no poder, o PT completou 31 anos na quinta-feira, ontem, muito diferente do partido fundado pela união de uma elite sindical a intelectuais e religiosos. O PT notabilizou-se pela frieza política e não teve nenhum escrúpulo em descartar o militante histórico quando este se tornou um incômodo. De 1980 até hoje, tombaram fundadores como o sociólogo CHICO DE OLIVEIRA e o jurista HÉLIO BICUDO, o ex-governador CRISTÓVAM BUARQUE, as ex-senadoras HELOÍSA HELENA e MARINA SILVA, os ex-deputados FERNANDO GABEIRA e JOÃO BATISTA ARAÚJO, o BABÁ, além dos deputados IVAN VALENTE e PAULO RUBEM SANTIAGO, entre dezenas. Uns, como OLIVEIRA e BICUDO, saíram por incompatibilidade com o mais forte nome petista, o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: outros, como HELOÍSA HELENA e BABÁ, foram expulsos por não terem votado a reforma da Previdência. CRISTÓVAM, MARINA e GABEIRA saíram por ter sido marginalizados dentro do PT, quando suas opiniões já não interessavam mais.    

Faleceu o engenheiro REYNALDO DE BARROS, aos 79 anos. Malufista de pura linhagem. A fama como fiel aliado do deputado federal PAULO MALUF tinha razão de ser. Embora REYNALDO viesse de família de figuras conhecidas da política paulista, como o tio, o governador ADEMAR DE BARROS, foi MALUF o responsável por lançar o engenheiro na vida pública. Em 1979, como governador nomeado pelo regime militar, MALUF escolheu REYNALDO para prefeito de SÃO PAULO, iniciando a duradoura parceria política. Com a volta da eleição direta para governador, em 1982, MALUF bancou a candidatura de REYNALDO pelo PDS e se manteve ao lado do amigo mesmo após a derrota para FRANCO MONTORO. Numa época em que o malufismo era o principal adversário daqueles que tinham feito oposição ao regime militar, REYNALDÃO – como era chamado – estava na linha de frente da defesa do padrinho político. Às vezes irônico, sempre bonachão, tinha muitos desafetos, mas fez amigos. “Sempre foi um aliado fiel, correto”, diz o deputado estadual SALIM CURIATI (PP). De 1993 a 1996, foi secretário de Obras de MALUF na Prefeitura, acumulando com o prefeito uma série de ações judiciais por superfaturamento de obras. Chegou a trabalhar com o prefeito CELSO PITTA, mas se afastou da gestão em 1998. Internado com problemas cardíacos no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, morreu nesta sexta-feira. Apenas parentes próximos foram avisados. 

Faleceu o ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, ROBERTO GAMA DUARTE, aos 97 anos. Gostava de contar histórias do tempo da revolução de 1932 aos parentes jovens, para mostrar a importância da devoção a uma causa. Com o irmão e o cunhado alistados, ele decidiu lutar também – era o mais novo, com 19 anos. Uma de suas lembranças era a presença, no mesmo batalhão, do irmão do então futuro governador paulista ABREU SODRÉ. Com o inglês fluente, depois do fim do conflito trabalhou em várias empresas multinacionais, como a FORD e a PHILLIPS. Em um intervalo de empregos, na década de 1960, participou, na área administrativa, de dois filmes gravados no RIO, TARSAN E O GRANDE RIO e ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA. 

Faleceu a advogada CLAUDETE OTTONI DOS SANTOS, aos 65 anos. Ocupou vários cargos na OAB-SP. “Perdemos uma grande companheira de lutas em prol da advocacia, que se destacou pelo seu compromisso com a valorização de nossa profissão e pela qual tínhamos carinho, amizade e respeito, granjeados quando tive o privilégio de, com ela, integrar o conselho seccional na gestão do presidente RUBENS APPROBATO MACHADO”, comenta o presidente da Ordem, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO. CLAUDETE era solteira e morava na VILA FORMOSA, zona leste. Nasceu em 30 de janeiro de 1946.

Morreu o empresário MARINO ANTÔNIO FURLANI, aos 85 anos, após sofrer um infarto. Será enterrado em PEDERNEIRAS, a 320 km da capital. MARINO era herdeiro de um castelo que começou a ser construído pelo pai, o imigrante FAUSTO FURLANI, em 1911, com cimento importado da ALEMANHA e telhas trazidas da FRANÇA. Com os anos, o castelo dos FURLANI – com direito a ponte elevadiça – se tornou um ponto turístico da cidade de PEDERNEIRAS. MARINO deixa três filhos. Ele nasceu em 1926.

ROBERTO CARLOS pediu, o presidente ANDRÉS SANCHEZ não se opôs e amanhã, em entrevista coletiva do mandatário do CORINTHIANS, no CT JOAQUIM GRAVA, será anunciado o fim da passagem do lateral-esquerdo pelo PARQUE SÃO JORGE. A decisão do jogador foi tomada ainda na quinta-feira e a reunião de hoje, com os dirigentes do clube e seu agente, FABIANO FARAH, serviu para definir como seria feita a rescisão do contrato. Muito dinheiro está envolvido na parceria, como jogadas de marketing (mini boneco do lateral esquerdo e carne com a marca CORINTHIANS vendida na TURQUIA, onde ele jogava pelo FENERBAHÇE) e as partes trabalhavam para um rompimento amigável. ROBERTO CARLOS deixa o PARQUE SÃO JORGE sem a conquista dos títulos prometidos na apresentação e como mais uma vítima da ira da torcida após uma eliminação em LIBERTADORES – se junta a GUINEI, ROGER, EDILSON, VAMPETA e COELHO, outras vítimas da queda na competição. A falta de segurança, com torcedores fazendo ameaças telefônicas a ele e a seus familiares, com possível perseguição até pelas ruas da capital, foi o motivo alegado pelo experiente jogador para rescindir o contrato. Mas ninguém descarta que haja, mesmo, uma proposta financeira envolvida, do LOS ANGELES GALAXY, dos ESTADOS UNIDOS, e também do MAKHACHKALA, da RÚSSIA.

O governo de TAIWAN anunciou que prendeu um general do Exército acusado de ser um espião da CHINA. O caso foi classificado pelo Ministério da Defesa de TAIWAN como o “mais grave em meio século” e demonstra como ainda é grande a desconfiança entre TAIPEI e PEQUIM apesar da melhora das relações entre os dois lados. O GENERAL HO HSIEN-CHE, de 51 anos, é acusado de recolher informações de inteligência para os chineses durante os últimos seis anos. Acredita-se que ele seja o militar de maior patente já acusado de espionar para PEQUIM. De acordo com as autoridades de TAIWAN, o general ficou fora da ilha entre 2002 e 2005, período no qual teria iniciado suas atividades de espionagem. Ele teria sido recrutado pela CHINA em 2004. HO foi detido em janeiro e, no momento de sua prisão, coordenava o serviço de telecomunicações do Exército.

O rei ABDULLAH II nomeou hoje o novo gabinete da JORDÂNIA, apontando como líder da atual equipe do governo um general da reserva que prometeu ampliar a liberdade da população em resposta aos protestos que irromperam no país, a exemplo do que ocorreu na TUNÍSIA e EGITO. O rei indicou ao cargo de premiê MAROUF BAKHIT, que ocupou o lugar de SAMIR RIFAI, retirado do gabinete por causa de pressões populares. BAKHIT já havia ocupado o cargo anteriormente e, agora, se reuniu com grupos da oposição para discutir aberturas na sociedade jordaniana.

Mais de 300 mortos e 18 dias depois, o presidente HOSNI MUBARAK finalmente ouviu a voz das ruas do EGITO, em especial da PRAÇA TAHRIR, que em árabe significa LIBERTAÇÃO. Era o fim de uma das mais persistentes ditaduras do ORIENTE MÉDIO – MUBARAK estava no poder havia 30 anos – festejado euforicamente pelos manifestantes.
“Em nome de DEUS, o misericordioso. Cidadãos, nessas circunstâncias muito difíceis pelas quais passa o EGITO, o presidente HOSNI MUBARAK decidiu deixar o escritório da Presidência da República e passou o poder para administrar os assuntos do país ao Conselho Superior das Forças Armadas. Que DEUS ajude a todos”.
Comunicado do Conselho Superior das Forças Armadas: “Temos consciência da gravidade e da seriedade desse assunto e sabemos das demandas por mudanças radicais. O conselho expedirá comunicados divulgando os passos que serão tomados e confirmando que não há alternativa à reivindicação legítima do povo”.
MUBARAK deixou o Palácio Presidencial, refugiando-se com a mulher, SUZANNE, no balneário de SHARM-EL-SHEIKH, no MAR VERMELHO. A renúncia surpreendeu os egípcios, depois que na véspera o presidente havia descartado, pela terceira vez em duas semanas, essa possibilidade.
Foi o segundo ditador derrubado por manifestações de rua em um mês no mundo árabe. No dia 14, ZINE EL-ABIDINE BEN ALI fugiu para a ARÁBIA SAUDITA, depois de governar a TUNÍSIA durante 23 anos. Sua queda serviu de combustível para uma onda de protestos em vários países árabes, embora a manifestação do dia 25 (DIA DA POLÍCIA) já estivesse marcada no EGITO, para denunciar a morte, em junho, de KHALED SAID, de 28 anos, espancado por policiais por ter se recusado a pagar-lhes propina.

Depois de dois dias de confrontos entre rebeldes e militares, o porta-voz do Exército Popular de Libertação do Povo Sudanês, PHILIP AGUER, informou hoje que 105 pessoas morreram e 65 ficaram feridas no Estado do ALTO NILO, no sul do país. O GENERAL GEORGE ATHOR, rebelado, violou na quarta-feira num cessar-fogo em vigor desde janeiro e atacou povoados em FANGAK e DOR. “Foram 24 mortos do Exército, polícia e os serviços prisionais, além de 42 rebeldes”, disse PHILIP AGUER, informando que 39 civis também morreram, incluindo mulheres e crianças.

Um juiz britânico afirmou hoje que precisa de mais tempo para decidir se o fundador do site WIKILEAKS, JULIAN ASSANGE, deve ser extraditado para a SUÉCIA, onde enfrenta acusações de crimes sexuais. A audiência que deverá determinar se ASSANGE será ou não extraditado foi adiada para o dia 24 de fevereiro.

O vereador ARMANDO ACUÑA e o fuzileiro naval HENRY LÓPEZ MARTÍNEZ foram libertados hoje pelas FARC, no Departamento de CAQUETÁ. ACUÑA foi seqüestrado em maio de 2009 e LÓPEZ em junho de 2010.

2 012      :        -        SÁBADO
Tenho muito trabalho pela manhã. Não consigo colocar em dia os meus apontamentos. Acontece que também temos o evento na sede da Sociedade, marcado para 14:30 horas com reunião da Diretoria Executiva. Em seguida haverá entrega de medalhas, homenagem aos aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro e também a primeira reunião da COFAM neste ano.
Por volta das 13 horas vou para o MMDC, um pouco cedo para poder acertar a pauta da reunião e outras coisas que vamos ajustar para a COFAM. Mas isso não dá certo. Há pessoas me esperando para o evento desta tarde. O TENENTE PM NATANAEL e seus auxiliares do NÚCLEO MMDC-LESTE chega antes das 15 horas para montar tudo para o momento solene da entrega das medalhas. Surpreendo-me pelo número de pessoas que comparecem na Sociedade. ALFREDO PIRES e sua senhora dona NAIR;AMADO RÚBIO e sua filha, dona LÍGIA; Os comandantes do CPA/M-1 e da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, CORONEIS PM PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO e JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, bem como seus sub-comandantes.
Faço uma ligeira reunião de Diretoria, enquanto os convidados vão se acomodando para a parte da entrega de comendas. Participam da reunião: CAPITÃO PM ANÍSIO (secretário e tesoureiro, cumulativamente); MARKUS RUNK, diretor do Cerimonial; CAMILA GIUDICE, diretora de Comunicação Social; doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, diretora do Serviço Social e respondendo pela diretoria Jurídica. Falamos sobre a atual situação da Executiva, onde não tenho o vice-presidente desde 30 de setembro com o afastamento do CORONEL PM MENDES. Explico a eles que escolhi o nome do vice-presidente e isso consta de um documento confidencial, que somente a MARINEI sabe onde está. Aguardo ainda o retorno do MENDES, apesar de ser teimoso em não reconhecer seus erros. Explico a eles o vulto que está tomando o MMDC na cibernética e o que estamos fazendo para o crescimento da Sociedade. Falamos sobre a Comissão dos Familiares dos Heróis de 32 e a necessidade de ser nomeado um presidente para essa comissão. Após essa discussão da Executiva, vai começar a entrega das medalhas da Sociedade e também do núcleo MMDC-LESTE. Noto a presença do MALCOLM FOREST. Ele já foi condecorado com a Medalha Constitucionalista, mas no dia da entrega da mesma não pode comparecer. Sua mãe, já entrada em anos, dona LYGIA KIGAR, que lembra de seus tempos de criança quando “estourou” a revolução, é condecorada com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. 

MMDC SIMBOLO

logo_mmdc leste“SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

Evento do Dia 11 de Fevereiro de 2012 – 15:00h
Local: Sede da Soc Vet 32-MMDC
End.: R. Anita Garibaldi – São Paulo/SP

Solenidade Alusiva à Comemoração do Jubileu de Carvalho –
80 Anos da Revolução da Juventude Constitucionalista de 32
* * * Reunião COFAM e Aniversariantes do Mês de Fevereiro dos Sócios MMDC *
Roteiro do Mestre de Cerimônia
Abertura pelo Mestre de Cerimônias
Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Cerimônia alusiva a comemoração do Jubileu de Carvalho pelo aniversário dos 80 Anos da Juventude Constitucionalista, e Aniversariante que são Sócio-Membros da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, bem como outorga das Medalhas:
- Esplendor de São Miguel do MMDC LESTE;
- Mérito Constitucionalista de São Miguel do MMDC LESTE;
- Medalha MMDC ,
-  Medalha Constitucionalista, e
- Medalha Governador Pedro de Toledo da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.
Senhoras e Senhores, boa tarde!
A Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, com imensa felicidade organiza esta reunião para relembrarmos o evento mais importante que houve para a história do Estado de São Paulo e para o Brasil, e um dos acontecimentos  mais significativos para a nossa Nação, onde um povo lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito, exigindo do seu governante  a elaboração da Constituição Federal. Este marco histórico que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932, teve os seus mártires que foram os 04 (Quatro) estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cuja iniciais formam a sigla MMDC e complementam a denominação da Sociedade Veteranos de 32. Quatro jovens que com o sacrifício da própria vida no dia 23 de maio de 1932 derramaram o seu sangue em nosso solo sagrado do Estado de São Paulo, e, tombaram em defesa do  ideal democrático e em cuja memória foi instituído o Dia da Juventude Constitucionalista.
Início
Anuncio e Cumprimento das Autoridades, dando-se as Boas Vindas e uma Muito Boa Tarde a todos.
Canto do Hino Nacional Brasileiro
Convidamos a todos os presentes para que se coloquem de pé, e em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro, com letra de Joaquim Osório Duque Estrada e Música de Francisco Manuel da Silva.
Entrada do Pavilhão Nacional
Neste momento, solicitamos aos presentes cuja condição física o permita para que fiquem de pé em sinal de respeito para a entrada do Pavilhão Nacional conduzido pela 2º Ten PM Viviane Furis – Ch da Seç de Com Social do 2º BPM/M – “ 2 DE Ouro” que ocupará posição de destaque.
- OUTORGA DE MEDALHAS:
A) Medalhas do Núcleo MMDC LESTE
(Histórico das Medalhas) è Tais honrarias foram criadas com o intuito de prestigiar todos aqueles que apóiam a Epopéia de 32, bem como os bons valores ético-morais de civismo, patriotismo, filantropia nos ideais de propiciar o bem comum através da igualdade, liberdade e fraternidade. As medalhas criadas pelo MMDC LESTE foram anuídas e oficializadas pelo Dec nº 57.526 de 21/11/2012 do Governo do Estado de São Paulo: Dr. Geraldo Alckmin.
1.) – Medalha Esplendor de São Miguel do MMDC LESTE;
Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens
Convocamos os senhores:
- 1º Ten PM Natanael Soares dos Santos- Pres do Núcleo MMDC LESTE,
- CB PM Vanderlei Conceição de Lima – Dir Com Soc do Núcleo MMDC LESTE, e
- CB Rosalin Dias Primo – Dir Adm do Núcleo MMDC LESTE.
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos agraciados, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades:
- Cap PM Fabiano Gomes Pereira- Cmt da 1ª Cia do 29º BPM/M;
- 2º Ten PM Adriano Primo Duarte – Ch da SJD do 51º BPM/M;
- (2º Ten PM Egydio João Tisiani – Colaborador do MMDC da Cidade de Itapetininga), que será honradamente representado pelo CEL PM MARIO FONSECA VENTURA – Pres da Soc Vet de 32 – MMDC, devido não poder estar presente.
(Recebimento das Comendas)
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. CEL PM MARIO FONSECA VENTURA – Pres da Soc Vet de 32 – MMDC
(aplausos)...
Convidamos aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem
2.) – Mérito Constitucionalista de São Miguel do MMDC LESTE;
Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens
Convocamos os senhores:
- 1º Ten PM Natanael Soares dos Santos- Pres do Núcleo MMDC LESTE,
- CB PM Vanderlei Conceição de Lima – Dir Com Soc do Núcleo MMDC LESTE, e
- CB Rosalin Dias Primo – Dir Adm do Núcleo MMDC LESTE.
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos agraciados, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades:
- Sd PM Luciana Nunes Urtado de Menezes – Adj P/3 do CPA/M-4;
- Sd PM Ana Lúcia Garcia Fernandes - Adj P/3 do CPA/M-4; e
- Sd PM Alessandra Menezes Nascimento - Adj de Com Social do CPA/M-4.
(Recebimento das Comendas)
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sra. Sd PM Luciana Nunes Urtado de MenezesAdj P/3 do CPA/M-4 (aplausos)...
Convidamos aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem
Palavras do Sr. Cel PM Pedro Borges de Oliveira Filho – Cmt do CPA/M-1
Neste momento, convidamos o Sr. Cel PM Pedro Borges de Oliveira Filho – Cmt do CPA/M-1 para fazer uso da Palavra
Agora vamos passar para o MOMENTO DO AUGE desta cerimônia.
B) OUTORGA DAS Medalhas da SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC:
 a.)M.M.D.C.,  b.)CONSTITUCIONALISTA,    e,   c.)Gov PEDRO DE TOLEDO:
-Neste momento, passaremos ao auge da Cerimônia, com a outorga das Medalhas “M.M.D.C.” “Constitucionalista”, e “Gov Pedro de Toledo” da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em que comemoramos o JUBILEU DE CARVALHO dos 80 Anos da Revolução da Juventude Constitucionalista de 32
 (Histórico das Medalhas) No dia 23 de maio de 1932, quatro jovens estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo deram suas vidas em defesa de um ideal defendido por um povo e se tornaram mártires da Revolução Constitucionalista de 1932. Para homenageá-los foi idealizada pela Sociedade Veteranos de 32, as Medalha MMDC, CONSTITUCIONALISTA e a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, as quais foram instituídas por lei pelo Governador do Estado de São Paulo.
Digna-se constar, que a Lei Fed. nº 12.430, de 20 de junho de 2011 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff,  inscreveu os nomes dos heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), no Livro dos Heróis da Pátria, pois tais mártires representam as lutas e conquistas da nossa Constituição Federal.
Assim, as Medalhas MMDC, Constitucionalista e Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO foram criadas com fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado dignas de especial distinção.             
Tais Medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, são portanto, Medalhas definitivas, referendadas e aprovadas pelo Exm° Sr. Governador do Estado de São Paulo, pois perpetuam a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuam abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade pelos quais se bateram os Veteranos de 32.
1.)    Entrega da Medalha M.M.D.C.
-Convocação das autoridades que prestarão as homenagens
Convocamos o senhor: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuar as entregas das Medalhas, que por cortesia, convidará e chamará para o auxiliar nas entregas das medalhas, algumas personalidades presentes no evento: ...
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional.
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:

MEDALHA: MMDC
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Cel PM José Mauricio Waisshaupt Perez
Cmt CFSSD
2
Cel PM Pedro Borges de Oliveira Filho
Cmt CPA/M1
3
Ten Cel Aviador Marco Antonio Gonçalves
EPCAr
4
1º Ten PM Marcelo Nemr Antar
CPC
5
Cb PM Edinaldo Gomes Tiene
RP 190
6
Cb PM Petrônio Flávio Tavares de Lima
Mot Eq Força Tática
7
Sd PM Thiago Orlando Rodrigues
Mot Eq Força Tática
8
Sd PM Fábio Antonio de Lima
Rel Com Social CPA/M-4
9
Sd PM Paulo Sérgio Lourenço de Assis
UGE CPA/M-4
10
Sr.Daniel Chada
Sócio Soc. Vet de 32 MMDC
11
Dr. Eduardo Blanco Cardoso
Médico
 (Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. Cel PM José Mauricio Waisshaupt Perez - Cmt CFSSD
 (aplausos...)
2.)   Entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA
Convocamos o senhor: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuar as entregas das Medalhas, que por cortesia, convidará e chamará para o auxiliar nas entregas das medalhas, algumas personalidades presentes no evento:  ...
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
MEDALHA: CONSTITUCIONALISTA
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Ten Cel PM ORLANDO PEREIRA DE LIMA
Sub Cmt CFSSD
2
1º Ten PM Rafael de Oliveira Pavani

3
1º Ten PM  Adriano Marcos Rondello
Cmt GP Bombeiro
4
2º Ten PM Mayumi Fineza Moribe
CPA/M1
5
Asp Of PM Adonis Trivisas Gomes
CFP do 2º BPM/M
6
Asp Of PM Alex Oliveira de Moura
CFP do 2º BPM/M
7
Sd PM Claudio Marcio da Silva
RP 190 do 19º BPM/M
8
Sd PM Lucas Nunes da França
RP 190 do 29º BPM/M
9
Sr. Malcolm Forest
Ambientalista

 (Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr.
Ten Cel PM ORLANDO PEREIRA DE LIMA - Sub Cmt CFSSD
  (aplausos...)
  *   *   *
3.)    Entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO
Convocação das autoridades que prestarão as homenagens
Convocamos o senhor: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuar as entregas das Medalhas, que por cortesia, convidará e chamará para o auxiliar nas entregas das medalhas, algumas personalidades presentes no evento: ...
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados
à(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
MEDALHA: GOV PEDRO DE TOLEDO
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
2º Ten PM Pedro Nunes de Souza Filho
CFP do 29 BPM/M
2
2º Ten PM Leandro Sabioni
CPA/M1
3
Sra. Lygia (genitora do Sr. Malcolm Forest)
Filantropista

(Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr.
2º Ten PM Leandro Sabioni - CPA/M1
(aplausos...)
* Retirada do Pavilhão Nacional: Solicitamos a todos os presentes, que em sinal de respeito, fiquem em pé, para a SAÍDA DO PAVILHÃO NACIONAL.
Palavras da Mais alta Autoridade Presente
Neste momento, convidamos o Sr. Cel PM José Mauricio Waisshaupt Perez – Cmt da ESSd para fazer uso da Palavra
Palavras do Sr. Presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC
Neste momento, convidamos o Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura – digno Presidente da Soc Vet de 32 - MMDC para fazer uso da Palavra, no qual irá divulgar o trabalho e atividades que vem sendo desenvolvidas por esta Instituição MMDC.
ENCERRAMENTO
Agradecemos a presença de todos, corroborando os Parabéns para todos os agraciados com o recebimento de suas respectivas medalhas, pois são todos merecedores. Boa Tarde a todos.
Elaborado pelo 1º Ten PM Natana
As últimas pessoas a deixarem a Sociedade são: MARKUS RUNK, CAMILA GIUDICE, ALFREDO PIRES e dona NAIR, além do JOSÉ FARIA que me acompanha, junto com o SARGENTO PM CLEMENTE ao metrô. O CLEMENTE viaja comigo até a estação ARMÊNIA, Ele continua a viagem até o TUCURUVI. Chego em casa bastante cansado e sei que teria de descansar por causa da viagem para ITAPIRA, amanhã, a partir das 07:30 horas, com o MARKUS e a CAMILA. Mas vou trabalhar durante algumas horas no computador. Pelo antigo GBB, agora CBB-NINHO DAS ÁGUIAS, fico sabendo que foi operado do coração o nosso companheiro CORONEL PM Ref JOSÉ FLAVIO TURESSI. Está internado no Hospital da CRUZ AZUL. O moderador do CBB-NINHO DAS ÁGUIAS, CORONEL PM CIAPINA, anuncia que na próxima terça-feira será submetido a um cateterismo.
LUCINDA me comunica que dona MARIA BOARETTO, nossa vizinha, esposa do JOSÉ BOARETTO, também sofreu um cateterismo ontem, mas está passando bem.      

O Diário Oficial deste sábado publica transferência de oficiais:
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 10-2-2012
Transferindo, por conveniência do serviço, a contar de 13-2-12: o Cel PM 771274-0 Danilo Antão Fernandes, do EM/PM, para o CBM; o Cel PM 790458-4 Luiz Humberto Navarro, do CCB, para o CBI; o Cel PM 790470-3 Luiz de Castro Júnior, da DPCDH, para o CPI-5, passando-o à condição de adido, por
conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao EM/E; o Cel PM 790476-2 Pedro Batista Lamoso, do CPI-4, para o EM/PM, designando-o para a função de Chefe do Estado-Maior, acumulando, consequentemente, as funções de Subcomandante da Polícia Militar; o Cel PM 790482-7 Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, do CPRv, para o CPI-4, passando-o à condição de adido,
por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao EM/E; o Cel PM 790499-1 Osni Sérgio Sabbatini, da DP, para a APMSSP; o Cel PM 791571-3 João Batista de Souza Júnior, do CPI-5, para o CPI-9; o Cel PM 801121-4 Airton Alves da Silva, da APMBB, para a DP; o Cel PM 801133-8 Erik Hoelz Colla, do CBM, para o CCB; o Cel PM 801141-9 Hélio Verza Filho, do CPI-9, para o CPRv; o Cel PM 801165-6 Omar Lima Leal, CBI, para a DPCDH; o Cel PM 822350-5 José Maurício Weisshaupt Perez, da ESSd, para a APMBB; o Cel PM 822367-0 Marco Antônio Severo Silva, do CPI-7, para o GRPAe; o Cel PM 822570-2 Theseo Darcy Bueno de Toledo Júnior, da APMSSP, para a ESSd.
Designando, a contar de 13-2-12, o Cel PM 801170-2 Reginaldo Campos Repulho, do CCB, para a função de Comandante
do Corpo de Bombeiros.

Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 790571-8 Helenildo Isaias da Silva – 35º BPM/M – Itaquaquecetuba/SP, (TLTS e FRCTS DP-0295/12 – Pr. 242.179/12). HELENILDO nasceu em 23 de maio de 1961. Entrou para a PMESP no dia 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1994. Não tenho as datas de suas outras promoções.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 801123-A Antonio Humberto Emílio – EM/E – Coord Op – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0296/12 – Pr. 249.304/12). ANTÔNIO HUMBERTO nasceu em 10 de agosto de 1956. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 24 de maio de 1987; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 15 de dezembro de 2004; TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 822312-2 Edson Silvestre – Correg PM – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0297/12 – Pr. 249.759/12). ÉDSON SILVESTRE nasceu em 30 de abril de 961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1988; CAPITÃO – 24 de maio de 1995. Não tenho as outras datas de suas promoções.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Maj Dent PM, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel Dent PM 800004-2 Antonio Sérgio Prada – CSM/MM – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0298/12 – Pr. 236.335/12).

Em tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente LULA foi internado hoje no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Segundo boletim médico, LULA passou por uma avaliação, após reclamar de perda de apetite e fadiga. “Foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e do esôfago, decorrentes da radioterapia. Os médicos informaram, ainda, que exame realizado hoje mostrou que não há mais tumor na região da laringe, mas ressaltaram que isso não significa que o ex-presidente esteja curado. LULA deve seguir internado no fim de semana e retomar a radioterapia na segunda-feira, dia 13 de fevereiro. Ontem, LULA não pôde ir à festa dos 32 anos do PT, em BRASÍLIA. Ele enviou uma carta em que dizia que o tratamento havia entrado “na etapa final” e que deveria “manter a disciplina seguida até agora, para que a cura seja completa”. 

Por EFE Brasil, EFE Multimedia, Atualizado: 11/2/2012 8:12
Onda de frio deixa centenas de localidades isoladas no centro da Itália
Onda de frio deixa centenas de localidades isoladas no centro da Itália
EFE : -Onda de frio deixa centenas de localidades isoladas no centro da Itália
Roma, 11 fev (EFE).- A nova frente polar que atinge neste sábado a Itália causa graves problemas principalmente no centro do país, onde as intensas nevadas deixaram incomunicáveis centenas de povoados. Como estava previsto, nevou também em Roma, embora não de forma tão intensa como era esperada e desde a manhã os meios de transporte público circulam sem problemas. As baixas temperaturas provocaram o cancelamento de 60 voos (20 decolagens e 40 pousos) no aeroporto romano Leonardo da Vinci (Fiumicino) devido à formação de gelo nas asas dos aviões. Outros dez voos foram cancelados no outro aeroporto da capital, o Ciampino. As situações mais críticas ocorreram nas regiões centrais de Úmbria e Marcas, onde neva há 48 horas. Nesta manhã mais uma tempestade de neve foi registrada. Cidades como Urbino e dezenas de outras localidades estão incomunicáveis depois da queda de cerca dois metros de neve. Em Emilia Romagna segue nevando sem pausa, assim como na localidade de Valderichia, na província de Rimini, onde os 159 habitantes deixaram suas casas e estão hospedados em hotéis pelo risco de avalanches de neves. Desde o início das nevadas ao menos três pessoas morreram no país. A Autostrade, empresa responsável pelas rodovias italianas, informou que a circulação é lenta, mas transcorre sem problemas, nos 1,3 mil quilômetros que há 30 horas registram nevadas. Ao menos 1,2 mil veículos estão disponíveis para retirar a neve e espalhar sal pelas estradas afetadas, acrescentou Autostrade. Pelas previsões meteorológicas da Defesa Civil, o frio deve neste sábado e o tempo começará a melhorar a partir de segunda-feira. (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados).
Os policiais militares da BAHIA decidiram, em assembleia nesta noite, encerrar a paralisação, que já durava 12 dias. No RIO, o segundo dia do movimento dos bombeiros, policiais civis e militares teve pouca adesão e racha entre os próprios grevistas. O policial militar baiano IVAN LEITE, um dos líderes sindicais, admitiu que a pressão popular foi determinante para encerrar a paralisação. “Estávamos sendo jogados conta a sociedade”, ressaltou. Segundo ele, o fim da greve foi negociado com o governo. “Estive à tarde com o Comandante-Geral da PM (ALFREDO CASTRO) e conseguimos a anistia administrativa para toda a tropa grevista. Isso foi crucial para o fim do movimento.” Na seqüência, CASTRO veio a público e negou qualquer acordo ou reunião. “Já tínhamos dado a anistia para quem não se envolveu em crimes até sexta-feira. E o ponto de quem faltou ontem e hoje será cortado.” Na prática, segundo o comandante, os sindicalistas aceitaram na íntegra a proposta salarial apresentada pelo Estado desde terça-feira, dia 7. A proposta de obter anistia ou afrouxamento dos mandados de prisão dos líderes grevistas – cinco já cumpridos – saiu definitivamente da pauta. Oito sindicalistas ainda são considerados “foragidos”. CASTRO destacou, porém, que não vê ligação entre as chacinas ocorridas nestes 12 dias e os líderes grevistas. Mas afirmou que todos os casos serão investigados e os responsáveis, presos. O presidente da ASPRA e principal líder do movimento grevista, MARCO PRISCO, segue detido na Cadeia Pública de SALVADOR. “Falei sobre a negociação. Ele disse que entendia e aceitava a decisão da maioria, qualquer que fosse”, afirmou LEITE. Flagrado em escutas telefônicas nas quais se discutiam supostas ações criminosas e uma greve nacional da categoria, PRISCO poderá ter de responder a processos nas esferas militar (por motim), estadual (por danos ao patrimônio) e federal (por atentar contra a Lei de Segurança Nacional).

Um grupo armado matou hoje a tiros um general do Exército sírio em DAMASCO, segundo um despacho da agência de notícias estatal síria SANA. É a primeira morte de um comandante militar na capital síria desde que começou, há 11 meses, um levante popular contra o regime do presidente BASHAR ASSAD. Três homens dispararam contra o GENERAL-DE-BRIGADA ISSA AL-JULI quando ele saía de sua casa pela manhã, no bairro de RUKN-EDDINE. AL-JULI era médico e chefe dos hospitais militares da capital. Ninguém reivindicou a autoria do atentado – que indica que a violência na SÍRIA alcançou a capital, relativamente calma em comparação a outras cidades. Também neste sábado as forças sírias atacaram o distrito de BABA AMR, na cidade de HOMS, matando pelo menos quatro pessoas. Outro grupo ativista, os Comitês Locais de Coordenação, disse que 15 pessoas foram mortas hoje em BABA AMR.

Cinco funcionários do tablóide THE SUN, um dos jornais de maior circulação da GRÃ-BRETANHA, foram presos hoje, em meio a uma investigação que apura pagamentos de propinas a policiais e outros funcionários públicos em troca de informações.  
 
2 013      :       -    SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL
Uma manhã bastante chuvosa e desagradável. LUCINDA e MARLENE estão atrapalhadas com a máquina de lavar roupa, que precisa de reparos. Na biblioteca procuro atualizar esta segunda-feira. Relembro alguns 11 de fevereiro de triste memória: o de 1999, quando o CORONEL PM RUI CÉSAR MELO tomou posse do Comando Geral da PMESP, uma data em que SÃO PAULO ficou embaixo de um temporal; o de 2008, quando fui submetido a uma operação de um carcinoma basal. Também lembro que em 1958 morria MARIA JOSÉ BARROSO, a MARIA SOLDADO, Mulher Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. Mas também tem um 11 de fevereiro de gratas recordações, em 1959, quando entrava para os bancos escolares da Escola de Oficiais, deixando de ser sargento escrevente e passando a ser cadete. Foi um dia excepcional para mim, principalmente das inúmeras dificuldades que enfrentei para conseguir esse grande passo em minha carreira na então Força Pública.
Hoje pela manhã LUCINDA vem me contar que acaba de ouvir na televisão que o PAPA BENTO XVI está renunciando. Pela Internet, consigo a seguinte informação:
Roma, 11 fev (EFE).- O papa Bento XVI anunciou hoje que deixará o Pontificado no próximo dia 28 de fevereiro devido à sua 'idade avançada ' e por sentir que lhe falta o vigor para seguir no cargo. O papa, de 85 anos, fez o anúncio durante um consistório que foi celebrado no Vaticano para fixar as datas nas quais serão proclamados novos santos. Explicou ao cardeais presentes em latim que tinha convocado este consistório: 'não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar-vos uma decisão de grande importância para a vida da Igreja'. O papa afirmou que 'após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o Ministério petrino'. Bento XVI, de 85 anos, acrescentou que é muito consciente que este Ministério, pela sua natureza espiritual, 'deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também, e em não menor grau, sofrendo e rezando'. O Bispo de Roma considerou que no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, (...) é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito. E então destacou que nos últimos meses este vigor diminuiu 'de tal forma como eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o Ministério que me foi encomendado'. Perante isso anunciou que 'muito consciente da seriedade deste ato e com plena liberdade', renunciava ao Ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro. O pontífice indicou aos cardeais a necessidade de realizar dia 28 de fevereiro um Conclave para escolher o seu sucessor. O papa foi eleito o 19 de abril de 2005. (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)

Vaticano organizará despedida de Bento XVI com presença de líderes mundiais
EFE - Vaticano organizará despedida de Bento XVI com presença de líderes mundiais - Cidade do Vaticano, 11 fev (EFE).- O Vaticano fará uma cerimônia de despedida a Bento XVI antes do término de seu Pontificado, previsto para o próximo dia 28, à qual devem comparecer fiéis de todo o mundo 'e autoridades de muitos países'. O cardeal decano, Angelo Sodano, se referiu a esta despedida nas palavras de agradecimento que pronunciou, após o papa anunciar sua renúncia ao Trono de Pedro. (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)

Georg Ratzinger diz que irmão renunciou por motivos de saúde e idade
Gilberto Costa - Correspondente da EBC: Lisboa - Mensagem do Conselho das Conferências Episcopais da Europa enviada hoje (11) ao papa Bento XVI registra 'profundo agradecimento' pela forma como conduziu a Igreja Católica durante os quase oito anos de papado, iniciado quando o alemão Joseph Ratzinger foi aclamado pontífice para substituir João Paulo II, morto em abril de 2005. Na mensagem, o presidente do CCEE, cardeal Péter Erdö, garante 'proximidade espiritual com Bento XVI' e assegura que os cardeais 'vão continuar a servir à Igreja com o mesmo entusiasmo e fé que o papa demonstrou e ensinou', informa a agência de notícias Ecclesia - órgão oficial da Igreja Católica em Portugal. Mais cedo, o decano do Colégio dos Cardeais, Angelo Sodano, comparou a renúncia de Bento XVI a um 'trovão em céu sereno'. Ele disse que os cardeais ficaram 'incrédulos' com a decisão. O colégio é o órgão de auxílio do papa para decisões como a promulgação de santos da Igreja Católica. O colégio terá de eleger o novo papa, após o afastamento de Bento XVI, previsto para 28 de fevereiro. Até definir o sucessor, o órgão assume o governo da Igreja para questões administrativas ordinárias, porém sem poder para tomar decisões da competência do papa - como canonizações ou posicionamento do Vaticano em questões de Estado. Edição: Davi Oliveira - Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil. (Agência Brasil - Todos os direitos reservados).
Com essa notícia surpreendente, que abala o mundo católico, vou para a cidade. Muita gente comenta a renúncia do PAPA. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que hoje não está funcionando, apenas para imprimir doze páginas de minhas memórias. CARBAIA telefona-me e vamos almoçar um restaurante perto da Sociedade. Comentamos o que está acontecendo no mundo cristão. Também tocamos num ponto que ainda está atual, a tragédia de SANTA MARIA. Faleceu mais um rapaz e o número de mortos sobe para 239. Outro assunto tratado é a questão do processo sucessório na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Sobre esse assunto já está havendo comentários, principalmente nos núcleos de correspondência do interior. Minha idéia era tocar nesse ponto somente no mês de abril, mas o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA colocou na pauta para a próxima reunião do CONSELHO DELIBERATIVO em 19 de fevereiro e pediu para ser discutido na reunião do CONSELHO SUPERIOR, marcada para o dia 18. Não tenho ainda uma opinião formada. Quero que apareça um nome para ser candidato à Presidência da Diretoria Executiva. Até agora isso não foi ventilado. Ou melhor, ainda não apareceu uma pessoa interessada em me substituir nesse delicadíssimo cargo. CARBAIA também não quer se pronunciar sobre isso.
11 Fev (Reuters) - O total de mortos por conta do incêndio em uma boate em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, chegou a 239 pessoas, informou a Secretaria de Saúde do Estado nesta segunda-feira. A secretaria informou que um rapaz de 29 anos faleceu no fim da noite de domingo em decorrência dos ferimentos sofridos, elevando o total de óbitos entre pacientes hospitalizados a cinco, segundo nota em seu website. O jovem estava internado em Porto Alegre. A tragédia na boate Kiss, uma das mais famosas de Santa Maria, começou, segundo a polícia, quando faíscas de um artefato pirotécnico acionado por um integrante da banda Gurizada Fandangueira, que tocava no local, entrou em contato com o revestimento acústico que estava no teto da casa. Além das chamas, a fumaça da queima do material liberou um gás tóxico que provocou a maioria das mortes por asfixia. (Sérgio Spagnuolo, no Rio de Janeiro).
A MANGUEIRA arrepiou a MARQUÊS DE SAPUCAÍ hoje por volta das 23:30 horas quando, em alternância, colocou duas baterias – a verde e a rosa – para conduzir seu samba-enredo: CUIABÁ: UM PARAÍSO NO CENTRO DA AMÉRICA! A escola levantou o sambódromo na segunda noite de desfiles do Grupo Especial do RIO, mas estourou o tempo regulamentar de 1:22 horas e perdeu pontos – o que ameaça a conquista do título. JAMELÃO conduziu um trem fictício que levou o público para ver araras, tucanos, culinária típica e até mesmo a cerâmica local. Primeira a desfilar, a SÃO CLEMENTE abusou das paradinhas e da irreverência em sua passagem pela SAPUCAÍ. Foram cinco paradinhas que fizeram os integrantes da escola cantar o samba enredo HORÁRIO NOBRE, sobre as novelas brasileiras. O público, no entrou no clima de VALE A PENA VER DE NOVO e não acompanhou o coro do samba em muitos momentos, tirando o brilho da escola. Apesar do bonito desfile, a SÃO CLEMENTE teve pequenos problemas. O forte calor na SAPUCAÍ e o peso das fantasias castigaram as baianas. Duas componentes passaram mal e deixaram o desfile. Em outras alas, os integrantes desfilaram segurando chapéus e partes das fantasias, que se desfizeram durante a apresentação. A comissão de frente da escola levou à avenida personagens históricos de novelas como IRMÃOS CORAGEM, ROQUE SANTEIRO, QUE REI SOU EU, ESCRAVA ISAURA a até fenômenos recentes, como AVENIDA BRASIL, representada pela vilã CARMINHA.
Na primeira noite a PORTELA e a UNIÃO DA ILHA foram as escolas mais aplaudidas. As duas optaram por enredos sem patrocínio. Enquanto a PORTELA homenageou o bairro de MADUREIRA, que completa 400 anos, e seu torcedor mais ilustre, PAULINHO DA VIOLA, a ILHA reverenciou o centenário do nascimento de VINÍCIUS DE MORAES. Como era esperado, o SALGUEIRO, ainda na noite de domingo, e UNIDOS DA TIJUCA, a atual campeã, foram as escolas mais luxuosas e técnicas da primeira noite. A MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL rendeu homenagem ao ROCK IN RIO.     
Sob intenso calor, pelo menos 12 mil foliões curtiram durante todo o dia de hoje os desfiles dos blocos do carnaval de SÃO LUIZ DO PARAITINGA, no VALE DO PARAÍBA, segundo estimativas da diretoria do turismo local. Número bem abaixo dos cerca de 40 mil que visitaram a cidade no último sábado para acompanhar o bloco JUCAS TELES, o mais tradicional. Segundo o diretor de Turismo, EDUARDO DE OLIVEIRA COELHO, o baixo número se deve ao fato de os desfiles aconteceram numa segunda-feira. Em 2010, chuva suspendeu a folia no segundo dia. Uma grande inundação devastou SÃO LUIZ DO PARAITINGA, destruindo casarões e a Igreja Matriz e desalojando cinco mil moradores. Com expectativa de atrair 120 mil foliões o carnaval foi suspenso naquele ano. O tradicional Carnaval de Marchinhas de SÃO LUIZ DO PARAITINGA surgiu em 1984 para fomentar e preservar a vertente musical de raiz na cidade, que atualmente possui um acervo de mais de 2.500 composições e tem a participação de compositores profissionais e populares do VALE DO PARAÍBA, GRANDE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO e outros Estados do BRASIL. Com o tema RETALHOS DE CHITA, o 33º Carnaval de Marchinhas deve terminar a 1 hora de terça-feira com o desfile de blocos. No total, o carnaval da cidade terá a apresentação de 26 blocos e 14 shows de marchinhas. Neste ano, o evento acontece no Centro Histórico e na Praça de Eventos.  
 
Depois de virar uma espécie de ídolo pela atuação como relator do processo do mensalão, o ministro do Supremo Tribunal Federal JOAQUIM BARBOSA virou uma das figuras mais populares desde carnaval. Teve a imagem estampada em máscaras de foliões e hoje ganhou forma de boneco gigante no tradicional desfile de OLINDA. O ministro era uma das 50 personalidades históricas do mundo – como EINSTEIN, PELÉ e MICHAEL JACKSON – representadas no desfile da Apoteose dos Bonecos. Em OLINDA, também não faltou a festa do maracatu rural, que se espalhou também por outras regiões de PERNAMBUCO, como CIDADE TABAJARA, ALIANÇA, RECIFE e ZONA DA MATA. Ao todo, 110 agremiações do Estado promoveram apresentações, que se estenderão até amanhã. Na BAHIA, um dos destaques foi o TRIO DO FORRÓ, que já está tocando no circuito mais tradicional de SALVADOR. O bloco é formado por um time de forrozeiros, que faz mistura de ritmos. Atrás do grupo, 400 bailarinos de quadrilhas juninas dão o tom da festa e levam o colorido de suas roupas para as ruas do centro da cidade.
No RIO, as festas dos blocos continuaram com toda a força – democráticas e com ritmos ecléticos. Hoje, foi a vez de O SARGENTO PIMENTA animar foliões ao som dos BEATLES no ATERRO DO FLAMENGO.  

As autoridades da CALIFÓRNIA anunciaram hoje uma recompensa de um milhão de dólares para quem fornecer informações que levem à captura de CHRISTOPHER DORNER, o ex-policial suspeito de três ataques contra policiais e suas famílias. A caçada começou quando DORNER publicou um “manifesto” em que prometia usar “métodos não convencionais e assimétricos” contra seus ex-colegas de trabalho por ter sido “injustamente demitido” em 2008. Hoje, uma falsa informação sobre DORNER provocou um início de pânico numa loja de LOS ANGELES.

O Exército francês voltou hoje a atacar posições ocupadas por rebeldes islamistas em GAO, no MALI. A cidade é um dos maiores focos de resistência dos insurgentes à intervenção da FRANÇA, iniciada há um mês. A ofensiva francesa destruiu a principal sede da polícia malinesa na cidade. O prédio havia se tornado um refúgio para os extremistas do MOVIMENTO PELA UNIDADE E JIHAD na ÁFRICA OCIDENTAL. O porta-voz do grupo, ABU WALID SAHRAUI, afirmou hoje que os jihadistas “estão em GAO e lá permanecerão”.

A polícia deteve hoje por algumas horas as duas filhas do líder opositor reformista iraniano MIR HUSEIN MUSAVI. Ex-premiê do país, MUSAVI e sua mulher estão em prisão domiciliara há dois anos. As autoridades não divulgaram os motivos da detenção das filhas do casal.

A queda de um avião nas proximidades do aeroporto internacional de MONRÓVIA, na LIBÉRIA, matou todas as dez pessoas que estavam a bordo. As vítimas, além da tripulação, eram integrantes de uma comitiva militar da vizinha GUINÉ, que visitaria a LIBÉRIA. O chefe do Estado Maior do Exército guineano, GENERAL SULLEYMAN KELEFA DIALLO, está entre os mortos no acidente, cujas causas ainda não foram esclarecidas. A presidente liberiana, ELLEN JOHNSON SIRLEAF, anunciou um dia de luto no país para amanhã.

Rebeldes sírios capturaram hoje a maior hidrelétrica do país, depois de dias de intensos combates, assumindo o controle do fornecimento de água e energia elétrica para grande parte do território nacional. A tomada é um importante golpe contra o regime de BASHAR ASSAD. Os rebeldes há haviam capturado duas outras represas no rio EUFRATES. Mas esta última conquista, a hidrelétrica de AL-FURAT, localizada a nordeste da província de RACA, foi a maior conquista da oposição, que passa a controlar o fornecimento de água e energia elétrica para áreas em mãos do governo e uma ampla faixa de terra que a oposição capturou em 22 meses de combate. Os rebeldes contabilizaram seu maior sucesso na guerra civil nas áreas ao norte da SÍRIA, incluindo as províncias de IDLIB, RACA e ALEPPO, todas na fronteira com a TURQUIA.
RANI ABDUL-RAHMAN, ativista que luta contra o regime e está na GRÃ-BRETANHA, afirmou que os rebeldes capturaram a hidrelétrica de AL-FURAT por volta do meio do dia após expulsar um grupo de partidários de ASSAD da sala de controle. A maioria dos soldados na área deixou de lugar no domingo após a queda da cidade vizinha de AL-THAWRA. O ataque rebelde contra a hidrelétrica foi liderado pelo grupo JABAT AL-NUSRA, ligado à AL-QAEDA, que luta ao lado dos rebeldes para derrubar ASSAD. O grupo é considerado a força de combate mais eficaz do lado rebelde. O governo não confirmou a perda do controle da barragem.
Também hoje um carro bomba explodiu na fronteira da SÍRIA coma TURQUIA, na província de IDLIB. Um funcionário do ministério do Exterior da TURQUIA disse que 10 pessoas morreram e mais de quarenta ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais. De acordo com o canal de NTV, da TURQUIA, muitas das vítimas da explosão do carro eram sírias que esperavam para cruzar a fronteira turca. A área de fronteira entre os dois países tem sido cenário de combates violentos. As tensões também aumentaram entre o regime sírio e a TURQUIA nos últimos meses depois que bombas lançadas da SÍRIA caíram do lado turco. ALEMANHA, HOLANDA e ESTADOS UNIDOS decidiram enviar duas baterias de mísseis para proteger a TURQUIA, integrante da OTAN.    

2 014     :    -      SEGUNDA-FEIRA
Vamos mais cedo para a cidade de SÃO PAULO. Passamos pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC e ficamos sabendo, pela MARINEI, que o WILLIAM MASCARENHAS já passou pelo 8º DISTRITO NAVAL e entregou ao VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO o Ofício de Outorga da Medalha MMDC que ele irá receber no dia 23 de maio. Também o Comandante do 8º DN indicará um outro oficial para ser condecorado também com a Medalha MMDC. WILLIAM conta que o filho do ROMAGNOLI passou por exames médicos para ingresso na Marinha e foi dispensado do serviço militar, como queria o pai. ROMAGNOLI já telefonou para a MARINEI sobre essa situação.
Vamos para a primeira solenidade do ano de hasteamento das Bandeiras na Câmara Municipal. Ali me encontro com WILLIAM MASCARENHAS, JORGE BAPTISTA DA CRUZ, ORÍTIA, REINALDO BRESSANI, dois vereadores, um delegado de polícia, um inspetor da Guarda Civil Metropolitana e outros convidados. Notamos a falta do LAURO RIBEIRO ESCOBAR. Ele sempre comparece a esse evento. CECÍLIA DE ARRUDA é a cerimonialista e conduz a solenidade, tal como sempre vem fazendo, há anos. Notamos que hoje não compareceram crianças, como sempre acontece também. A justificativa é que os alunos estão retornando das férias somente agora.
Terminada a solenidade, acompanhado do WILLIAM, do JORGE e da ORÍTIA ABREU SERAFIM, vamos ao 11º andar, fazer uma visita ao vereador TONINHO PAIVA. Primeiramente conversamos com a NORMA, assessora do vereador, sobre a solenidade marcada para 15 de março, às 10 horas, no PARQUE GINO STRUFFALDI, a fim de fazer uma parceria com a Câmara Municipal na cerimônia em homenagem ao segundo aniversário do falecimento do GINO STRUFFALDI. Oferecemos 4 medalhas MMDC para indicações do vereador. Depois conversamos com TONINHO PAIVA sobre esse evento.
Quando retorno ao MMDC fico sabendo que o Professor AGUIAR marcou uma visita à Sociedade na próxima sexta-feira, dia 14, com representantes do MACKENZIE. Há uma idéia de se fazer uma solenidade no MACKENZIE em 14 de julho. A TV MACKENZIE faria uma reportagem sobre os principais momentos do Movimento Constitucionalista de 1932.
O MAJOR PM ANDERSON LIMA e o SARGENTO TARCÍSIO marcam a entrega da GRÃ-CRUZ “HERÓIS DE 32” ao CORONEL PM RENZI, do Corpo de Bombeiros, para o dia 14, às 9 horas.
Faço uma ligação telefônica com o CORPO MUSICAL e fico sabendo que o MAJOR Mús PM RENATO MAXIMIANO DA SILVA, que era o Chefe do CM, está passando para a reserva e assumiu o posto o CAPITÃO PM EZEQUIEL. Solicito a ele o emprego de uma seção do Corpo Musical para o dia 15 de março na PRAÇA GINO STRUFFALDI. O DIÁRIO OFICIAL de hoje publica também a passagem para a reserva do TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO MELLI BELLAGAMBA, do 37º BPMI (RIO CLARO) e TENENTE-CORONEL PM RICARDO DE SIQUEIRA BRANDÃO, do 46º BPMI (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS).
BELLAGAMBA nasceu em 20 de setembro de 1963. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1987), a 1º TENENTE (25 de agosto de 1989) e a CAPITÃO (24 de maio de 1999).
RICARDO DE SIQUEIRA BRANDÃO nasceu em 4 de outubro de 1962. Também entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 11 de janeiro de 1985. Constam em meus arquivos apenas as suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1986), a 1º TENENTE (24 de maio de 1989) e a CAPITÃO (25 de agosto de 1997).  

Essa tarde é também de calor excessivo. No entanto, no retorno à GUARULHOS, quando estou no interior do ônibus, vejo uma chuva forte cair durante o caminho. Choveu também em GUARULHOS.  

O suspeito de lançar o rojão que atingiu e matou o repórter cinematgráfico SANTIAGO ANDRADE, da TV BANDEIRANTES, trabalha em uma empresa terceirizada que presta serviço para o Hospital ROCHA FARIA, na zona oeste do RIO. A informação foi confirmada hoje pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a pasta, CAIO SILVA DE SOUZA, de 23 anos, é auxiliar de serviços gerais e presta serviços dentro da instituição médica. Policiais fizeram buscas durante todo o dia em diferentes regiões do Estado na tentativa de cumprir o mandado de prisão temporária expedido pela Justiça contra CAIO, mas não o encontraram.
O rapaz tem quatro passagens pela polícia – duas delas por envolvimento em ocorrências de tráfico de drogas. No entanto, não chegou a ser indiciado em razão da falta de confirmação das suspeitas. As ocorrências relacionadas a tráfico de drogas foram registradas na BAIXADA FLUMINENSE, onde mora o suspeito.
Em relação à participação em protestos, CAIO foi fichado outras duas vezes. Uma por ter sido vítima de agressão, outra por um crime de menor potencial ofensivo, ainda de acordo com a polícia. O rapaz foi identificado após ajuda de FÁBIO RAPOSO, que confessou ter participado da ação e está preso desde domingo. Em depoimento, RAPOSO disse que CAIO tem um perfil violento. Eles se conheciam, sempre segundo o jovem preso, de outros protestos.
O reconhecimento foi feito após o delegado MAURÍCIO LUCIANO, que conduz as investigações, ter levado uma foto do suspeito até o presídio onde está RAPOSO. Os dois vão responder por homicídio doloso, pelo uso de artefato explosivo e crime de explosão. Caso sejam condenados, a pena pode chegar a até 35 anos de reclusão.

Após prestar depoimento à polícia, a ativista ELISA QUADROS, conhecida como SININHO, disse hoje que não conhecia CAIO SILVA DE SOUZA, de 23 anos, suspeito de lançar o rojão. SININHO teria afirmado ao advogado de FÁBIO RAPOSO – preso por envolvimento no crime – que CAIO SILVA DE SOUZA teria ligado ao deputado MARCELO FREIXO. O deputado, no entanto, negou conhecer os suspeitos. FREIXO disse hoje, na Assembléia Legislativa, desconfiar das declarações do advogado JONAS TADEU, que defendeu o ex-deputado NATALINO GUIMARÃES, condenado por formação de quadrilha na época em que ele presidia CPI DAS MILÍCIAS. “Era preciso no mínimo ter um cuidado de qualquer denúncia que partisse desse advogado contra mim”, lastimou.

Dois homens morreram após trocar tiros com policiais militares nesta madrugada. O confronto ocorreu na Rua LIMBANI, região do CAMPO LIMPO, zona sul. Três bandidos roubaram um carro nas proximidades e, quando viram a patrulha, não obedeceram a ordem de parada e fugiram. Durante a perseguição, os bandidos atropelaram um motociclista e, na seqüência, bateram em um poste, destruindo a frente do carro roubado. Ao descerem do veículo, começaram a atirar nos policiais, que revidaram. Dois bandidos foram baleados e morreram no local. Um terceiro integrante da quadrilha conseguiu fugir e não tinha sido encontrado até esta noite.
A Polícia Civil informou hoje que prendeu RODRIGO DERALDO DE SOUZA SILVA, conhecido como “DIGÃO”, 23 anos, acusado de ser o mandante do incêndio a um ônibus em 25 de janeiro, na zona norte. Outro adolescente também foi apreendido, acusado de participação no crime. Na data, um grupo de dez pessoas parou um ônibus na Avenida GENERAL PENHA BRASIL, no JARDIM ELISA MARIA, levou o dinheiro do caixa e colocou fogo no coletivo. Testemunhas reconheceram o acusado.
O jovem FABRÍCIO CHAVES, de 22 anos, baleado pela PM em um protesto contra a COPA DO MUNDO no dia 25 de janeiro, teve alta da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA hoje, após 16 dias internado. FABRÍCIO foi ferido no tórax e na virilha. Vídeos mostram o rapaz correndo atrás de um policial. A corporação alega que ele tentou atingir o agente com um estilete e pertence ao grupo BLACK BLOC.
Um grave acidente envolvendo dois carros hoje de manhã atrapalhou o trânsito em toda a região do ELEVADO COSTA E SILVA, o MINHOCÃO, no centro da capital, durante praticamente todo o dia. O motorista que precisou passar pelo local no sentido PENHA só tinha uma faixa aberta, causando longas filas. A batida aconteceu após a motorista de um CITROEN C3 ser atingida de frente por um PÁLIO, que vinha no sentido contrário e atravessou a mureta. A colisão aconteceu na altura da Rua MÁRIO DE ANDRADE, na região da BARRA FUNDA. Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente. Uma mulher foi encaminhada para o Pronto Socorro da SANTA CASA e outra para o Pronto Socorro do Servidor Público. As outras duas vítimas da batida foram liberadas.
O Superior Tribunal de Justiça negou, hoje, o pedido de pensão alimentícia feito pelos advogados de SUZANE VON RICHTHOFEN, presa desde 2002 pela morte dos pais. Os ministros entenderam que ela só poderia ter direito a pensão se isso tivesse sido definido judicialmente ou por acordo antes da morte dos país. Além disso, o tribunal considerou que ela não tinha mais idade para ser considerada dependente dos pais quando entrou com a ação, em 2007. Ela nasceu em 1983 e tinha, portanto, 24 anos. SUZANE cumpre pena de 39 anos de prisão pelo crime.

FELIPE MASSA tem acompanhado de perto o drama de MICHEL SCHUMACHER. Amigo pessoal do ex-piloto, o brasileiro tem conversado diariamente com a família do alemão, que segue internado em estado de coma no Hospital de GRENOBLE, na FRANÇA. “Rezo todos os dias para ele acordar e voltar a viver como fazia antes”, disse MASSA, que já foi visitá-lo no hospital. “A vontade é a de estar lá e passar o máximo de energia, não fazer barulho dizendo que fui visitá-lo”, explicou o piloto da WILLIAMS. Ele e SCHUMACHER se tornaram amigos quando trabalharam juntos na FERRARI em 2005. MASSA ainda era piloto de testes na equipe, assumindo a segunda vaga de titular no ano seguinte. Sensível ao apelo da família para ter a intimidade respeitada pela imprensa neste momento, MASSA fala com discrição, mas de forma emocionada sobre o reencontro. Apesar da situação delicada de SCHUMACHER, MASSA é otimista sobre a possível recuperação dele. SCHUMACHER está internado desde 29 de dezembro, quando sofreu um acidente enquanto esquiava e bateu a cabeça em uma pedra. O ex-piloto já passou por duas cirurgias e os médicos começaram a reduzir a medicação para que, aos poucos, ele possa voltar do coma.   
Shirley Temple Black começou a carreira aos três anos e ficará para sempre conhecida como uma das crianças-prodígio de Hollywood. Os seus números de dança em filmes como Baby Take a Bow, de 1934, conquistaram o grande público norte-americano durante a Grande Depressão, tornando-se o rosto infantil e doce de cabelos aos caracóis da alegria escapista do cinema. Mas, já adulta, preferiu a diplomacia ao cinema, tornando-se embaixadora dos EUA no Gana e na então Checoslováquia. Ainda a actriz mais nova de sempre distinguida pela Academia de Hollywood (tinha seis anos quando, em Fevereiro de 1935, lhe foi atribuído um Óscar “juvenil”), Shirley Temple trabalhou 19 anos no cinema com cerca de 40 filmes no currículo – a sua carreira na política duraria 20 anos. Temple ressurgiria duas décadas depois para uma nova vida enquanto candidata ao Congresso dos Estados Unidos pelos Partido Republicano, mas não foi eleita, tendo depois sido nomeada embaixadora americana no Gana, em 1974, e na então Checoslováquia, em 1989. Na memória colectiva, porém, permanecerá a actriz-criança de caracóis fartos, sorriso inocente e voz límpida que marcou a década de 1930 do cinema americano. Sobre essa mudança de carreira, disse em 1974, quando foi nomeada para o cargo diplomático no Gana: "Aqui não tenho dificuldades em ser levada a sério enquanto mulher e diplomata. Os meus únicos problemas têm sido com os americanos que, no princípio, se recusavam a acreditar que eu tinha crescido desde os meus filmes". “Saudamo-la por uma vida de feitos memoráveis enquanto actriz, diplomata e, mais importante que tudo, como a nossa amada mãe, avó e bisavó”, disse a família em comunicado, citado pela imprensa internacional. Nele, informava-se que Shirley Temple morreu segunda-feira em sua casa em Woodside, na Califórnia, de “causas naturais”. “Estava rodeada pela sua família e pelos profissionais de saúde” que a acompanhavam, lê-se ainda no comunicado citado pela BBC News. Shirley Temple estreou-se em 1932 com um pequeno papel numa curta-metragem, um ano depois de ter começado a estudar dança por iniciativa da mãe aos três anos de idade – a mãe, figura tutelar na sua carreira como actriz, dizia-lhe sempre antes de uma actuação: "Brilha, Shirley!". A sua carreira agigantou-se a partir daí, com papéis nos filmes Stand Up and Cheer! ou Baby Take a Bow, ambos de 1934, nos quais se destacou ao ponto de a menina de vestido de folhos cor-de-rosa e covinhas sorridentes ter chamado a atenção dos patrões dos grandes estúdios. Esses grandes estúdios viriam a lucrar milhões com a pequena estrela que cantava e dançava em filmes como Curly Top (1935) e The Littlest Rebel (1935), aos quais a revista Variety atribui a responsabilidade de ter salvo a 20th Century Fox da falência iminente em anos de grandes dificuldades nos EUA. Vivia-se a Grande Depressão e foi exatamente entre 1935 e 38 que Temple se tornou o maior sucesso de bilheteiras dos Estados Unidos – o American Film Institute cita o então Presidente Franklin D. Roosevelt, que constatava que "por apenas 15 cêntimos, um americano pode ir ao cinema e olhar para a cara sorridente de um bebê e esquecer os seus problemas". O Los Angeles Times não hesita em chamar-lhe "a estrela de cinema infantil mais popular de sempre" e a agência Reuters escreve que Temple foi uma superestrela antes de o termo ter sequer sido inventado. Com uma carreira cinematográfica que se fixa em duas décadas, a de 1930 e 40, desde que despontou como atriz tornou-se uma “instituição nacional” cujo magnetismo antecipou também o furor do marketing cinematográfico e do merchandising associado não só a um filme, mas a um intérprete, décadas antes da emergência da cultura juvenil que cristalizou um fenômeno de adoração e negócio que hoje é parte integrante da paisagem cultural. Bonecas, vestidos, tudo era vendido sob a chancela de Shirley Temple, a criança-atriz cuja fama originaria até um cocktail batizado em sua honra – um Shirley Temple, claro, não tem álcool e é apropriado para crianças. “Perguntei à minha mãe”, Gertrude Temple, por que é que as multidões gritavam por Shirley Temple “e ela disse: ‘Porque os teus filmes as fazem felizes’”, lembrava-se a atriz. A sua canção On the Good Ship Lollipop, de Bright Eyes (1934), tornou-se uma das suas actuações emblemáticas, juntamente com as interpretações em Little Miss Marker (1934), Poor Little Rich Girl (1936) ou Heidi (1937). Contudo, se durante 19 anos foi atriz, os verdadeiros anos do sucesso terminaram quando entrava na adolescência. A sua carreira perdia fôlego quando atingiu os 12 anos e quando já tinha contracenado com Ginger Rogers, Spencer Tracy, Gary Cooper ou Carol Lombard. Em 1949, aos 21 anos, anunciou a sua saída oficial da carreira de actriz depois de Fort Apache (1948), com John Wayne e Henry Fonda e sob a realização de John Ford, e firmando como seu último filme Mr. Belvedere Goes to College. Shirley Temple tornou-se Shirley Temple Black ao casar-se pela segunda vez com o oficial da Marinha Charles Black, depois de um curto casamento, aos 17 anos, com o sargento tornado actor John Agar que resultou na sua primeira filha, Linda Susan. Casada com Charles Black até à morte deste, em 2005, teve mais dois filhos (a sua filha Lori Black foi baixista do grupo punk Melvins) e entrou em contacto com os circuitos políticos de Washington graças à atividade política e empresarial do marido. Angariou fundos para a campanha presidencial de reeleição do republicano Richard Nixon, integrou a equipa de representantes dos EUA nas Nações Unidas em 1969, foi embaixadora no Gana entre 1974 e 1976 e, depois de ter vivido in loco a Primavera de Praga, tornou-se embaixadora americana na antiga Checoslováquia entre 1989 e 1992. Este foi, segundo disse numa entrevista ao Washington Post, o seu melhor emprego. Porque, aliás, como disse à revista Time em 1967, era diferida a convivência com a imagem que o mundo guardou dela: "Penso sempre nela como 'a rapariguinha'. Ela não sou eu". 
O Ministério da Saúde informou hoje que outros três médicos cubanos abandonaram o programa MAIS MÉDICOS e não foram mais vistos. Com isso, chega a cinco o total de profissionais de CUBA que podem ter interesse de não voltar a seu país de origem. RAMONA MATOS RODRIGUES e ORTELLO JAIME GUERRA deixaram o programa e dizem querer asilo político nos ESTADOS UNIDOS. Segundo o ministério, outros 22 médicos cubanos pediram para sair do MAIS MÉDICOS, mas retornaram a CUBA.

A queda de um avião militar na ARGÉLIA, hoje, deixou pelo menos 77 pessoas mortas. O acidente ocorreu no leste do país, na região montanhosa de OUM AL-BOUAGHI, a capital leste desse país fantasma. No avião HÉRCULES C-103 viajavam 74 passageiros e quatro tripulantes. Todos eram militares ou familiares de soldados e oficiais, entre mulheres e crianças. As equipes de resgate tinham encontrado apenas uma pessoa viva, mas não deram detalhes do estado de saúde dela. Cinqüenta e cinco corpos foram retirados dos escombros. Segundo o governo, as “condições meteorológicas eram ruins” no momento da tragédia, o que deve ter causado a queda da aeronave. “Achamos um sobrevivente e as buscas continuam”, limitou-se a responder o comandante da Defesa Civil Argelina, FARID NECHAD. Apesar de não querer confirmar oficialmente, o próprio NECHAD admitiu que os outros 77 passageiros “provavelmente” morreram na queda. A queda teria acontecido no momento em que o piloto realizava manobras de aproximação em direção ao aeroporto de CONSTANTINE. O HÉRCULES C-130 seguia de TAMANRASET, no sul do país, para CONSTANTINE, no noroeste. A comunicação entre a torre de controle e a aeronave foi interrompida minutos antes da aterrissagem. A região montanhosa é pouco habitada, o que dificulta o trabalho das equipes de resgate.

Pelo menos 13 pessoas morreram e 1,7 mil ficaram feridas no JAPÃO devido à tempestade de neve que atingiu, no último fim de semana, o leste do país, segundo dados divulgados hoje pela emissora pública NHK. A maioria das mortes, registradas em nove áreas do JAPÃO, foi em conseqüência de acidentes de trânsito ou quedas no gelo. Segundo a NHK, ocorreram 6.155 acidentes rodoviários causados pelas condições das estradas em 36 províncias afetadas pela tempestade. Até ontem foram contabilizadas 1,8 mil casas atingidas por cortes de luz.

Vinte e seis pessoas acusadas de pertencer à NDRANGHETA, a máfia da região italiana da CALÁBRIA, e a famílias mafiosas dos ESTADOS UNIDOS foram presas hoje em uma operação coordenada pela policia italiana e pelo FBI. As organizações se aliaram a narcotraficantes sul-americanos para gerir o tráfico de drogas em todo o continente norte-americano e na ITÁLIA.

O governo iraniano, HASSAN ROUHANI, criticou hoje as avaliações ocidentais de que uma solução militar para a disputa nuclear com TEERÃ continua sendo uma opção e prometeu que o país seguirá “para sempre” com o que chamou de pesquisa atômica passiva. ROUHANI também atacou as sanções econômicas impostas pelo Ocidente como “brutais, ilegais e erradas”.   

2 015     :      -     QUARTA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL DE 11 DE FEVEREIRO DE 2015
Transferindo para reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/ CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 852006-2 Andre Luiz Ferreira - CPC - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0458/15 - Pr. 5.579.714/15).

Tenho um compromisso importante marcado para meio-dia: almoço com JOÃO CARLOS DIAS, Diretor-Responsável pelo jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, e FERNANDO MORENO, associado da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, residente na zona norte. O local escolhido para esse almoço: NOVOTEL CENTER NORTE, mesmo local em que estivemos na noite do dia 31 de janeiro, ocasião em que JOÃO CARLOS DIAS recebeu os abraços de centenas de amigos e amigas, não só da zona norte, mas de altas autoridades militares, civis, líderes da sociedade paulistana. Durante algumas horas estudamos a situação do Movimento Constitucionalista na zona norte, onde existe o Núcleo "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO", atualmente sem presidente face a morte inesperada do TENENTE-CORONEL PM WÁLTER CASTRO GARCIA. JOÃO CARLOS DIAS presta relevantes serviços de cunho social humanitário direta ou indiretamente, atuando de forma pessoal ou por meio da divulgação de notícias e cobertura de atividades de inúmeras entidades e instituições, não somente na zona norte, como da cidade, do Estado e do Brasil. Nesse elenco de divulgação de importantes fatos brasileiros está o Movimento Constitucionalista de 1932. Ele é um apaixonado pelos heróis da EPOPÉIA DE 32 e tem demonstrado isso por muitas e muitas vezes desde que o conheço.
Muito proveitosa esta reunião. Acredito que tenhamos desdobramentos importantíssimos depois deste almoço.
Despedimo-nos por volta das 16 horas. O FERNANDO MORENO deixa-me no Metrô CARANDIRU. Regresso para casa. Não pude comparecer no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 nesta tarde, mas tenho certeza de que MARINEI consegue desenvolver o trabalho do MMDC sem a minha presença, principalmente porque ela conhece tudo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Por volta das 17:30 horas, LUCINDA conta-me que no ESPÍRITO SANTO aconteceu nesta tarde uma explosão do navio-plataforma FPSO CIDADE DE SÃO MATEUS. Pela internet, colho as seguintes informações:
A explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus que ocorreu na tarde desta quarta-feira (11) na cidade de Aracruz, no norte do Espírito Santo, foi provocada por um vazamento de gás na casa de bombas, afirmou em nota o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo. Três pessoas morreram e ao menos dez estão feridas em estado grave. Havia 74 funcionários embarcados, segundo a Petrobras
As mortes foram confirmadas pelo diretor do sindicato, Davidson Lombo. Segundo ele, há seis trabalhadores desaparecidos. Entre os feridos há duas vítimas de queimaduras graves e oito vítimas de trauma, informou a Secretaria de Estado da Saúde do Estado. Eles foram transferidos para os hospitais particulares Vitória Apart Hospital e Hospital Metropolitano.
Em nota, a Petrobras lamentou o acidente e informou que a BW Offshore, que opera o navio-plataforma, está prestando toda assistência aos funcionários e familiares. "O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas", diz o texto da estatal.
Cerca de 30 funcionários teriam sido retirados da plataforma, que operava nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, a cerca de 80 quilômetros de Vitória.
Segundo a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, o governo acionou esquema de emergência para receber feridos no aeroporto de Vitória. "A plataforma está sem comunicação. Estamos fazendo contato por meio da plataforma Vitória (próxima ao local do acidente)", disse o diretor da FUP (Departamento de Segurança da Federação Única dos Petroleiros), José Maria Rangel.
A Infraero informou que criou um plano de contingência para facilitar o embarque e o desembarque de helicópteros com vítimas no Aeroporto de Vitória. O primeiro helicóptero pousou às 15h30. Ainda segundo a assessoria da Infraero, foram solicitadas 14 ambulâncias para transportar os feridos aos hospitais mais próximos.
O navio-plataforma produziu em média 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e 2 mil barris de petróleo por dia em dezembro, segundo Rangel. A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras, e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

Não tem mais bobo no futebol, mas acreditar que o ONCE CALDAS, hoje, em casa, reverteria a vantagem de 4 a 0 obtida pelo CORINTHIANS, em ITAQUERA, seria muita bobeira. Com tamanha vantagem, o TIMÃO jogou com tranquilidade e, com o empate por 1 a 1, avançou para o Grupo 2 da COPA LIBERTADORES.
Quando surgiu na base do SANTOS, ALAN PATRICK era comparado com PAULO HENRIQUE GANSO. Muita gente via semelhanças entre o garoto de cabelos descoloridos e o meia atualmente no SÃO PAULO. Um exagero. O atual camisa 30 do PALMEIRAS não tem a mesma categoria de GANSO. Mas é um bom jogador e mostrou isso na vitória alviverde por 3 a 0 sobre o RIO CLARO, hoje, no ALLIANZ PARQUE.
Dois dos três gols palmeirenses nasceram dos pés de ALAN PATRICK. No primeiro, o meia entortou um defensor antes de rolar para CRISTALDO balançar as redes. No segundo, deu passe açucarado para ZÉ ROBERTO finalizar na saída do goleiro.
Os times mandantes tiveram hoje uma noite difícil, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Com exceção do VERDÃO, todos perderam pontos para os visitantes. Foram três empates e duas derrotas, interferindo pouco nas posições nos grupos.
O mais embolado deles é o Grupo 1. Entre os seus representantes, tanto SÃO BERNARDO quanto RED BULL BRASIL venceram os seus confrontos. Em PENÁPOLIS, o BERNÔ contou com o gol solitário de LÚCIO FLÁVIO para vencer o time da casa pelo magro placar de 1 a 0. Os três pontos, porém, apenas mantiveram o time na quarta posição da chava. A culpa é do RED BULL, que venceu o BRAGANTINO por 3 a 2. O nome do jogo foi EDMÍLSON. Ex-atacante do VASCO e do PALMEIRAS, ele fez um gol e participou dos outros dois, ofuscando a noite de DIEGO MAURÍCIO, que marcou duas vezes. Assim, a equipe campineira segue na terceira posição, com os mesmos sete pontos do SÃO BERNARDO em quatro jogos.
Mais três jogos tiveram fim pouco agradável para os anfitriões. CAPIVARIANO e MOGI MIRIM ficaram no 2 a 2 em CAPIVARI. O ponto garante o time de MOGI na segunda vaga do Grupo 1, com oito. O CAPIVARIANO subiu para o terceiro posto do Grupo 4, com dois pontos.
AUDAX e LINENSE também ficaram na igualdade: 1 a 1, gols de YTALO e SERGINHO, respectivamente. Mesmo placar de BOTAFOGO e SÃO BENTO DE SOROCABA. Jogando num gramado encharcado em RIBEIRÃO PRETO, as equipes mais contaram com a vontade do que a técnica.
Trinta e um minutos do segundo tempo. ROGÉRIO CENI espalma duas vezes seguidas as finalizações de dentro da área de MARQUINHOS GABRIEL e RENATO e salva o SÃO PAULO novamente. A sequência impressionante de defesas foi "apenas" a cereja do bolo. Com uma atuação histórica, o goleiro garantiu um bom empate sem gols com o SANTOS, nesta noite, na VILA BELMIRO.
Aos 42 anos, o capitão comprovou mais uma vez que tem lenha para queimar e, mais do que isso, encheu de confiança seu torcedor para o duelo da próxima quarta-feira, contra o CORINTHIANS, pela LIBERTADORES.

No dia 16 de abril do ano passado, o VASCO jogava contra o RESENDE pela primeira fase da COPA DO BRASIL. Aos 25 minutos do segundo tempo, ÉVERTON COSTA - meia-atacante do clube de SÃO JANUÁRIO - passou mal, desmaiou e teve de sair do estádio em uma ambulância.
Na época,  jogador foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca e precisou ficar afastado dos gramados até o início deste ano, quando a equipe médica se comprometeu a dar uma resposta definitiva ao atleta.
Agora, o drama de ÉVERTON COSTA, de 28 anos, chegou ao fim, porém, infelizmente, não da forma como o jogador esperava. O problema em seu coração não apresentou melhoras e o meia-atacante se viu obrigado a abandonar o futebol profissional.
"O diagnóstico saiu na semana passada, mas o ÉVERTON e a família optaram por manter sigilo. É muito triste. Hoje você é um jogador de alto nível em um grande clube e amanhã você não pode mais jogar futebol", lamentou-se JORGE MACHADO, empresário do jogador, em conversa com o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO.
Durante o período em que não pôde atuar, o atleta passou por uma cirurgia para implantar um desfibrilador no peito, mas não obteve êxito em seu objetivo de retornar aos gramados.
De acordo com MACHADO, que cuida da carreira de ÉVERTON desde as categorias de base, a partir de agora o jogador deve cumprir uma função administrativa em seu escritório. "Ele vai trabalhar comigo no escritório. Pode ser olheiro, treinador ou até mesmo cumprir uma função administrativa com a gente. Vamos ver no que o ÉVERTON é bom e encaixá-lo para que possa se reestabelecer", analisou o empresário. O jogador não quis comentar o caso. Seu empresário disse que o atleta está bem, mas muito chateado.

O Tribunal de Contas da União decidiu hoje não bloquear os bens da ex-presidente da PETROBRÁS, GRAÇA FOSTER, em processo que investiga denúncias de irregularidades na compra da Refinaria de PASADENA, nos ESTADOS UNIDOS. Cinco ministros votaram pela exclusão do nome da ex-presidente e de JORGE ZELADA, ex-diretor da Área Internacional da empresa, da lista de dirigentes que terão os bens bloqueados. Outros três defenderam a indisponibilidade dos bens de GRAÇA e ZELADA. Com a decisão final do TCU, 14 pessoas foram responsabilizadas pelas irregularidades e dez dirigentes tiveram os bens bloqueados.

Três assaltantes morreram nesta noite, na VILA SANTA CATARINA, zona sul da capital, após uma tentativa de roubo a um mercado. Os suspeitos foram mortos por policiais da ROTA, tropa de elite da PM, dentro do estabelecimento, que fica na Rua CORIOLANO DURAND. O dono do mercado foi baleado e socorrido ao Hospital SABOYA. 

Filho da brasileira OZANA RODRIGUES, BRIAN DE MULDER, cidadão belga suspeito de se juntar à luta terrorista ao lado do ESTADO ISLÂMICO, foi condenado à revelia a cinco anos de prisão e multa de 15 mil euros por terrorismo. O jovem de 21 anos está na SÍRIA, onde chegou em 2013. BRIAN faz parte do grupo SHARIA 4 BELGIUM, acusado de atividades terroristas e contando com um total de 45 réus - apenas sete estavam na corte.
O líder da célula, FOUAD BELKACEM, foi condenado a 12 anos de cadeia e multa de 12 mil euros. Um dos coordenadores do grupo, o informante JEJOEN BONTINCK ficará em liberdade condicional por 40 meses e terá de pagar à BÉLGICA 5 mil euros. Ele está preso por violar uma outra condicional. A ordem de prisão pra todos é imediata. Trinta e oito dos acusados não compareceram, por estarem lutando na SÍRIA ou mortos. Moradora da cidade de ANTUÉRPIA, OZANA relata ter perdido emprego, casa, sofrido retaliação na rua e tentado suicídio. "Prefiro ver meu filho na cadeia do que morto na SÍRIA".
O último contato recebido pela mãe de BRIAN foi um telefonema há um mês. Uma pessoa dizia ser seu filho, mas ela não pôde confirmar a veracidade da informação. O jovem contou que iria ser pai, mas nem isso a animou.
"Não consigo aceitar que tiraram meu filho de mim, de quem cuidei, criei com amor e carinho por 19 anos. Vem um povo que não sei de onde é, não é DEUS, não é o profeta, e o tira de mim."
Natural de SILVA JARDIM (RIO DE JANEIRO), OZANA contou sobre suas dificuldades após o filho ter se juntado ao grupo extremista. "Fiquei um ano e quatro meses sem moradia. Não posso sair às ruas. Sou reconhecida, me cercam e gritam. Ninguém, nem o governo, faz nada para pelo menos perguntar como estão os pais dos meninos da SÍRIA".

A polícia australiana anunciou hoje ter frustrado um ataque "iminente" em SYDNEY com a prisão de dois homens e a apreensão de uma machadinha, um facão e uma bandeira islâmica. Os suspeitos foram presos ontem em uma casa nos arredores de SYDNEY e foram acusados por premeditação de ataque terrorista. "Os dois homens estavam se preparando para agir", disse CATHERINE BURN, sub-comissária de polícia do estado de NEW SOUTH WALES". "Acreditamos que os homens iam causar danos a alguém usando algum dos objetos que identificamos e apreendemos, entre eles um facão". No local, também foi encontrado um vídeo em que se vê um homem falando em realizar um atentado. Em dezembro, um extremista fez 17 reféns em um café no centro de SYDNEY. Dois desses reféns morreram. Três meses antes, a AUSTRÁLIA aumentou seu nível de alerta antiterrorista.

FRANCESCO SCHETTINO, capitão do navio COSTA CONCÓRDIA, que naufragou em janeiro de 2012, foi considerado responsável pela morte de 32 pessoas e condenado a 16 anos de prisão. SCHETTINO caiu em lágrimas na última audiência dizendo que sua vida também acabou na noite do acidente e repetiu que foi transformado em um bode expiatório. Os promotores acusaram o capitão de ser um "idiota irresponsável" por conduzir o navio de luxo muito perto das margens da ILHA DE GIGLIO.

Policiais prenderam, hoje,  CRAIG STEPHEN HICKS, de 46 anos, acusado de matar a tiros três estudantes muçulmanos na cidade universitária de CHAPEL HIIL, na CAROLINA DO NORTE (EUA). As vítimas são DEAH SHADDY BARAKAT, de 23 anos, a mulher dele, YUSOR ABU-SALHA, 21, e a irmã dela, RAZAN ABU-SALHA, 19. O crime aconteceu ontem à noite, próximo ao campus da Universidade da CAROLINA DO NORTE. BARAKAT cursava o segundo ano da faculdade de medicina dentária.

Um engavetamento envolvendo cem veículos provocou a morte de duas pessoas, hoje, em INCHEON, na CORÉIA DO SUL. Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas no acidente. O engavetamento ocorreu na Ponte de YEONGJONG, em uma rodovia que leva do
Aeroporto de INCHEON à capital SEUL. Equipes de resgate tiveram dificuldades para chegar em todos os carros envolvidos no acidente. Uma forte neblina cobria a ponte no momento das colisões, o que pode ter influenciado o acidente.