domingo, 2 de dezembro de 2018

CONVITE - NESTA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO, 19 HORAS - PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

CONVITE - NESTA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO 19 HORAS - PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Caixa de entrada
x

Malcolm Forest

2 de dez de 2018 18:39 (Há 6 horas)
para Cco:eu

Venha participar e se emocionar. 

Assista ao vídeo-trailer


Estacionamento gratuito 

PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR 2018 3

28 DE NOVEMBRO DE 2018 - QUARTA-FEIRA (SEGUNDA PARTE)


NO DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2018, NA ALESP, SAGRAÇÃO DOS CAVALEIROS DA ORDEM SOBERANA DA ACADEMIA WILLIAM SHAKESPEARE.







2 004  :   -   DOMINGO
Choveu a noite toda. Isso ajuda a afastar o calor que estava fazendo. O domingo é de descanso, podendo colocar em dia as minhas memórias e os meus arquivos. Há uma certa calmaria aqui em casa, mas se vê que algumas coisas estão vacilando: MARLENE não vai bem de saúde, com problemas estomacais; o JOÃO GOMES lava o cinzeiro e o guarda na geladeira (???).
Recebo um telefonema do Sr MARCONDES. Mostra-se preocupado com a Assembléia Geral. Pergunta se o CORONEL RENALDO irá amanhã no DIÁRIO OFICIAL e como acontecerá a Assembléia. Fala que ainda não tem certeza se o ministro GUÁLTER GODINHO irá mesmo presidir essa Assembléia, pois ele não está bem de saúde. Sua esposa acredita que ele não está em condições de assumir essa incumbência. Na verdade a principal meta é ver agora a publicação do EDITAL DE CONVOCAÇÃO no DIÁRIO OFICIAL. Isso não pode passar do dia 2 de dezembro, por causa do prazo estatutário de quinze dias.

As chuvas da noite de sábado inundaram o Túnel FERNANDO VIEIRA DE MELLO, na Avenida REBOUÇAS, que ficou interditado por 14 horas. A água chegou a mais de dois metros de altura e três carros ficaram submersos na passagem, entregue pela Prefeitura um mês antes das eleições. Outro túnel, o do ANHANGABAÚ, foi fechado duas vezes e só foi liberado às 22:37 horas. Em TABOÃO DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO, uma mulher morreu e um bebê está desaparecido. A Avenida NOVE DE JULHO, outra obra recém-inaugurada, amanheceu com uma cratera da largura de duas faixas no sentido bairro-centro.  O temporal começou na noite de sábado. O pico foi das 20:10 horas às 21:35 horas. Pela manhã, queda de árvores e o vento deixou bairros das zonas sul e norte sem energia elétrica.

O SANTOS literalmente suou muito para arrancar um empate por 1 a 1, na tarde deste domingo, com o PAYSANDU, na quente BELÉM. Depois, os santistas esperaram o resultado de ATLÉTICO PARANAENSE e GRÊMIO, que acabou em 3 a 3 (o Atlético vencia por 3 a 0). Apesar da reação do GRÊMIO, o tricolor gaúcho foi rebaixado à Segunda Divisão do Futebol Brasileiro. O PALMEIRAS perdeu em pleno PARQUE ANTÁRTICA para o FLAMENGO, por 2 a 1. O CORINTHIANS sofreu uma derrota para o SÃO CAETANO por 2 a 1 também. Outros resultados: PONTE PRETA 1 x CRICIÚMA 0; CORITIBA 5 x VITÓRIA 1; VASCO 1 x JUVENTUDE 1.

O carnavalesco JOÃOSINHO TRINTA, internado com isquemia cerebral na sexta-feira, dia 26, continua em coma induzido na Unidade Coronariana do Hospital SAMARITANO, no RIO. Seu estado inspira cuidados, embora não sofra de outros problemas de saúde. Ainda não é possível saber o nível de comprometimento de suas funções motoras.

O médico e escritor DRÁUZIO VARELLA foi internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, no dia 25, à noite, com febre amarela. A    previsão da equipe médica é que VARELLA permaneça hospitalizado até o fim da semana. O principal motivo de tantos dias de internação é que o médico descanse e seja poupado de muitas visitas. VARELLA está sob cuidado do infectologista RAFAEL POSSIK.

Vinte e cinco chineses morreram hoje após uma explosão de gás em uma mina de carvão na Província de XAANXI, centro da CHINA. Equipes de resgate tentavam salvar 141 mineiros que ainda estavam presos nas galerias da mina. Funcionários chineses disseram que se os esforços de resgate fracassarem este poderá ser o pior desastre da indústria mineira do país em vários anos.

A GLOBO apresenta o filme “MORTE POR ENCOMENDA”, com NICOLAS CAGE. Ex-fuzileiro chega a uma cidade do TEXAS e recebe uma proposta de uma pessoa importante para matar a esposa, após confundi-lo com um “pistoleiro de aluguel”, contratado previamente, que estava sendo esperado. Ele vai de encontro à mulher e esta lhe oferece uma soma em dinheiro para fazer o contrário, isto é, matar o marido. Nesse jogo de encontro, o nosso herói vai descobrir que o xerife da cidade é quem o contratou para liquidar a mulher. O verdadeiro matador chega e as coisas vão se tornar piores quando o ex-fuzileiro se apaixona pela mulher e descobre que tanto ela como o marido fizeram um grande desfalque numa firma. Muito complicado, cheio de momentos de ação, com um final surpreendente. Boa a cena no cemitério, quando estão juntos o verdadeiro matador, o inocente ex-fuzileiro e o casal de trapaceiros, no momento em que é desenterrada uma caixa contendo o dinheiro furtado.

Mais tarde assisto SUNSHINE-O DESPERTAR DE UM SÉCULO. Filme desenvolvido na Alemanha/Canadá/Hungria/Áustria, de 1999, dirigido por ISTVAN SZABO, com RALPH FIENNES, RACHEL WEISZ, ROSEMARY HARRIS, JENNIFER EHLE, DEBORAH UNGER, MOLLY PARKER. FIENNES interpreta três personagens que representam as diferentes gerações de uma família húngara de origem judaica, ao longo do século XX. Por meio desses personagens e suas ligações familiares, o diretor SZABO traça um amplo painel das relações humanas e sociais sob o nazismo, passando pelo fascismo e comunismo. Cenas da 1ª e 2ª GRANDES GUERRAS, da instalação do comunismo na URSS, principalmente a época de STALIN  e a situação da HUNGRIA durante essas fases todas.
        
2 005   :   -   SEGUNDA-FEIRA
Após o negócio realizado em POÁ na última sexta-feira, dia 25, quando cedi minha parte na herança deixada pela minha mãe, em benefício de meu irmão, recebi do CARLOS duas ordens de pagamento, cada uma no valor de cinqüenta mil reais, das localidades de SANTOS e POÁ (datadas de 22 e 24 do corrente mês), vou mais cedo para o centro da Capital, a fim de realizar o depósito dessas ordens de pagamento na minha conta, no BANESPA, posto de serviço dos bombeiros.
Chego cedo no MMDS. Tenho de resolver um outro problema financeiro: NILDO quer descontar um cheque datado de 25 de dezembro. Ocorre que nessa época de fim de mês os oficiais já fizeram adiantamentos (inclusive eu) e o caixa fica muito baixo. Não dá para atender esse oficial, apesar da interferência de outros em seu favor.
Um compromisso assumido com a presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, faz com que no horário das 14 horas esteja com o CORONEL MENDES na Sociedade Veteranos de32-MMDC. O nosso presidente está demorando. O MENDES liga para sua casa e dona DINORÁH, sua esposa, diz que ele foi diretamente para o IHGSP.
Na Rua BENJAMIN CONSTANT, 158, já está à espera dos convidados, um ônibus do 2º BPMM. Doutora NELLY CANDEIAS recepciona GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, Professor JOSÉ CARLOS, dona MARIA RITA, LAURO RIBEIRO ESCOBAR e outras pessoas, no 7º andar do IHGSP. Um pouco depois, viajando no ônibus citado, vamos para a sede do 2º BPMM, na avenida AMADOR BUENO DA VEIGA. Esse batalhão é comandado, atualmente, pelo TENENTE-CORONEL LUIZ PESCE DE ARRUDA. CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO e CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, são outros convidados do TENENTE-CORONEL PM ARRUDA. Esse evento que ele planejou para esta tarde diz respeito ao deslocamento da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, para a realização de uma sessão solene neste quartel. Antes da abertura da sessão solene, o TENENTE-CORONEL ARRUDA leva os seus convidados para cumprimentar a CORONEL Fem PM FÁTIMA, Comandante do CPAM-4, ao qual é subordinado o 2º BPMM. Ali, não posso deixar de recordar e mesmo “matar as saudades” da época que comandei essa grande unidade, em 1990 (quinze anos são transcorridos). 
Vão compor a mesa, presidida pela doutora NELLY CANDEIAS: TENENTE-CORONEL PM ARRUDA, CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI (presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC), historiador e professor HERNÂNI DONATO (presidente de honra do IHGSP), CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, CORONEL PM Ref EDILBERTO e ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS.
Aberto os trabalhos, vão fazer uso da palavra: CORONEL EDILBERTO, numa tentativa de resgatar a memória do patrono do 2º BPMM (o DOIS DE OURO), CORONEL HERCULANO DE CARVALHO, então Cmt Geral da FORÇA PÚBLICA por ocasião da Revolução de 32, tido por alguns como traidor ao aceitar a cessação das hostilidades em 2 de outubro daquele ano. O então Cmt Geral da FORÇA PÚBLICA, vendo perdidos todos os possíveis momentos de ganhar a Revolução, na ameaça de invasão de SÃO PAULO, pelas tropas ditatoriais, resolveu aceitar o término do Movimento. Entre nós, está o CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, que acha que HERCULANO foi um traidor. Essa idéia é esposada também pelo seu pai, CORONEL HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, em seu livro sobre a Revolução.
Já o segundo orador, CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, faz um breve histórico do “DOIS DE OURO”, citando fatos de sua vida policial militar (foram 22 anos de trabalhos na zona leste).
Nosso historiador, Professor HERNÂNI DONATO, terceiro orador da tarde memorável, lembra episódios inéditos da revolução, também citando a figura do CORONEL HERCULANO, que comandou as forças constitucionalistas no setor do “TÚNEL”.
Por último, ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS, declama “OS JOVENS DE 32” e “ADVERTÊNCIA”, do nosso poeta PAULO BOMFIM. Parece que é um verdadeiro aviso sobre o “mar de lama” que o BRASIL enfrenta nessa conturbada época LULA.
Doutora NELLY CANDEIAS vai encerrar a sessão citando uma pequena biografia do CORONEL HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Como capitão em 1932,  esteve atuante no Batalhão “14 DE JULHO”, no setor sul. Seu filho, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, irá doar a espada de seu pai ao “DOIS DE OURO”, motivo pelo qual a doutora NELLY faz essa homenagem.
Permanecemos até às 19 horas no 2º BPMM, conversando com os amigos, aproveitando esse momento de confraternização com pessoas que realmente se interessam pela nossa história. Mas, na UNIDADE, os festejos que antecedem o 114º aniversário do “DOIS DE OURO” vão prosseguir nesta noite com exposição e um show dos TROVADORES URBANOS.
O mesmo ônibus que nos trouxe, vai nos levar até a BENJAMIN CONSTANT. Com o GINO e CORONEL MENDES, desço na PRAÇA DA SÉ. Viajo de metrô e ônibus e chego em GUARULHOS depois das 21 horas. Mais tarde, relato esse episódio do 2º BPMM em minhas memórias e tenho muita dificuldade na digitação. O computador apresenta defeitos que o PEDRO até agora não conseguiu sanar. Vou deitar muito tarde.   

Depois de 20 dias de bombardeio, o ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, e a chefe da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF, estabeleceram uma trégua para a boa convivência no governo. Em reunião na manhã de domingo, na casa de DILMA, vizinha de PALOCCI, os dois lavaram a roupa suja e chegaram à conclusão que as divergências têm de ser debatidas internamente, e não em público. A pedido do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o discurso oficial do governo é de que o superávit primário será de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) neste e no próximo ano, conforme prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O corpo do jornalista LUIZ ALBERTO BAHIA foi enterrado hoje à tarde no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no RIO. BAHIA morreu hoje de madrugada, aos 82 anos, após falência múltipla de órgãos. O jornalista estava internado havia cerca de um mês, e tinha sofrido mais de um derrame.  Membro do Conselho Editorial da FOLHA DE SÃO PAULO, no longo de sua carreira, BAHIA ocupou cargos públicos e trabalhou em vários veículos da imprensa brasileira, como “O GLOBO” e “JORNAL DO BRASIL. Também foi professor-visitante do Center of International Affairs da Universidade de HARVARD e membro do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de CAMBRIDGE, além de autor de vários livros.

A carcereira DIVA APARECIDA SOARES, de 44 anos, foi morta por dois adolescentes que estavam na carceragem do 3º DP (DIADEMA), no ABC, onde funciona uma “Unidade de Recolhimento Provisório de Adolescentes Infratores”, segundo uma placa afixada no local. Depois de render DIVA, os jovens, de 15 e 17 anos, enfiaram um cabo de colher, com cerca de 10 centímetros, dentro do ouvido dela e a mataram com golpes de marreta na cabeça, fugindo em seguida. Um deles foi recapturado na madrugada. O crime ocorreu por volta das 23:15 horas do domingo. Os menores estavam na “cela do seguro” porque se desentenderam com outros infratores da carceragem.

O comerciante coreano KONG CHUL CHOI, de 68 anos, foi assassinado com um tiro no estômago, às 14:10 horas, durante assalto à sua loja de confecções, no BRÁS, zona leste da Capital. A vítima entregou R$166,50 e não esboçou reação. Suspeito do crime, RAIMUNDO DIAS ROSA, de 44 anos, foi preso em flagrante.

DETIDO GEORGE WALDEMIRO MOREIRA FILHO, de 18 anos, acusado de desviar cerca de 3 milhões de reais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde trabalhava como estagiário. Segundo a Polícia Federal, ele inseria dados falsos no sistema do INSS e utilizava senhas restritas.

ANUNCIADOS os ganhadores do 2º Prêmio AMB de Jornalismo, da Associação dos Magistrados Brasileiros. Os jornalistas DÉBORA RUBIN, SOLANGE AZEVEDO e RAFAEL PEREIRA, da revista ÉPOCA, venceram na categoria revista com a reportagem “DE CARA COM O RÉU”, publicada na edição 267. Em BRASÍLIA.

Valeu a pena a espera do PÂNICO em frente ao prédio de VERA FICHER nesta segunda-feira. Comemorando, em sua cobertura, os 54 anos com um jantar para poucos amigos, a atriz desceu e assoprou as velinhas que SÍLVIO SANTOS (WELLINGTON MUNIZ) e o REPÓRTER VESGO RODRIGO SCARPA) levaram para ela. Magérrima e superbronzeada, VERA celebrou ao lado dos filhos RAFAELA e GABRIEL, o ex-marido PERRY SALLES e o ex-namorado PAULO SERRA, além da fiel escudeira LIÉGE MONTEIRO, entre outros. “Não quis fazer uma coisa grande e estou feliz sozinha. Não inventem namorado para mim”, disse.

Deu a lógica na edição de 2005 da “BOLA DE OURO”, O mais tradicional prêmio do futebol europeu. O troféu, oferecido pela revista francesa FRANCE FOOTBALL já há 50 anos, desta vez vai para RONALDINHO GAUCHO, como todo o mundo esperava. O astro do BARCELONA junta-se assim a RONALDO (2002 E 1997) e RIVALDO (1999) os outros dois brasileiros anteriormente escolhidos como destaque no continente. 

Em sua segunda aparição no tribunal especial que o está julgando, o ex-presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN voltou a roubar a cena, hoje, apresentando-se diante do juiz com uma atitude de desafio à corte e às forças de ocupação. A sessão durou pouco tempo. O juiz RIZGAR MAHAMMED AMIN adiou novamente o julgamento, para o dia 5 de dezembro, desta vez, porque dois assessores de SADDAM, que também estão no banco dos réus, pediram tempo para encontrar novos defensores. Dois advogados da equipe de defesa foram assassinados nas últimas semanas e um terceiro partiu para o exílio, após sobreviver a um atentado a tiros. SADDAM e sete de seus principais assessores estão sendo julgados, por enquanto, apenas por um dos crimes de que são acusados: o massacre na aldeia de DUJAIL, no qual mais de 140 xiitas foram mortos em 1982, em represália a um atentado contra a vida de SADDAM.

LEE YOON-HYUNG, a herdeira do poderoso grupo sul-coreano SAMSUNG, se matou. Na semana passada, a imprensa mundial chegou a noticiar que ela havia morrido atropelada, em NOVA YORK. Ainda não se conhecem as causas do suicídio. A exemplo da maioria das situações relacionadas com a tradicional família que controla uma enorme variedade de negócios, a revelação sobre a morte de LEE – envolvida em muito mistério – abalou a CORÉIA DO SUL.
Hoje, os principais jornais do país publicaram em suas primeiras páginas que LEE, de 26 anos, - a filha mais jovem do presidente da SAMSUNG, LEE KUN HEE - se enforcou com um fio de telefone, em seu luxuoso apartamento de NOVA YORK.    

Pelo menos 134 mineiros morreram e 15 permanecem presos, após uma explosão de gás metano em uma mina de carvão da província de HEILONGJIANG, no nordeste da CHINA. Mais de 220 mineiros estavam trabalhando no subsolo da mina de carvão de DONGFENG, quando aconteceu a explosão no poço, de propriedade da filial em QITAIHE do grupo HEILONGJIANG LONGMEI. Por enquanto, 72 mineiros foram resgatados pelas equipes de socorro que trabalham contra o relógio para salvar os trabalhadores presos.

2 006    :     -    TERÇA-FEIRA
LUCINDA queixa-se de dores nas pernas. É o grande problema de sua vida, quando esquenta a temperatura. Nem por isso ela deixa de fumar mais de um maço de cigarros por dia, comprometendo todo o sistema circulatório.
Com muito calor, vou para a Capital. Quando a van que me serve de transporte passa pela Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, entre a Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO e Rua AUAD ABRAHÃO, vejo que o prédio que está sendo construído atinge agora o segundo piso, com o levantamento das paredes. Aos poucos, a futura agência bancária vai se tornando uma construção monumental. Chego tarde na reunião habitual dos oficiais. Ali também encontro VICTÓRIO queixando-se de dores estomacais e na coluna. Trabalha normalmente, apesar de tudo. CRISTIANO aparece de muletas. Ele torceu o pé ao descer de um ônibus e foi obrigado a engessar, embora não tenha sofrido fratura.
Ao chegar na Sociedade encontro o associado LOBO, maçom, aguardando a espera do Venerável da loja maçônica MMDC, WALMIR QUADROS BULHÕES. Aguarda-o até 13 horas. Chegamos até a elaborar uma Carta de Agradecimento para o mesmo, pois pretende auxiliar a Sociedade nos 75 anos de comemoração da Revolução Constitucionalista.

SÃO PAULO, 28  DE NOVEMBRO DE 2006
CARTA DE AGRADECIMENTO

Venerável  mestre WALMIR QUADROS BULHÕES
AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA MMDC Nº  2477

Sabedor de que o VENERÁVEL MESTRE estaria conosco nesta data, a Diretoria Executiva tomou-se de júbilo pela presença de tão honrada pessoa. Há um elo de ligação do VENERÁVEL com esta Instituição, pois a Loja Maçônica MMDC cultua também os mesmos ideais da Sociedade.  São nos momentos difíceis que realmente conhecemos os homens de bem, altruistas, verdadeiros abnegados das justas causas, e, portanto, merecedores dos mais sinceros agradecimentos.

A Sociedade Veteranos de 32-MMDC, embora pobre, financeiramente falando, é rica de ideais e procura, a todo custo, levar avante a bandeira constitucionalista, desfraldada em 1932. Procura, qual a FÊNIX da mitologia, que renasce de suas próprias cinzas, o cumprimento de seu desiderato. 
Não há interesses financeiros no MMDC e a nossa existência tem por escopo a conservação dos princípios honestos e sadios. 
Agradecemos a colaboração do verdadeiro amigo do MMDC, em cumprimento ao chamamento dos nobres ideais defendidos pelos heróis de 1932, e que o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO o guie nos seus passos futuros, dando em dobro tudo aquilo que tem feito de bom para os seus semelhantes.    
Aproveitamos o momento para reiterar os nossos laços de amizade e de profundo reconhecimento para com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.  Realmente, sua ajuda foi vital para nós.
                                             __________________
GINO STRUFFALDI
Capitão Ref Combatente de 1932
Presidente
GINO STRUFFALDI e MENDES comparecem hoje na Sociedade. O Venerável da Loja Maçônica MMDC também chega, bem depois das 14 horas. Durante um bom tempo fica conosco.
Elaboro a Carta-Convite para o 2º Jantar de Confraternização de fim de ano que a Sociedade irá dar no dia 18 de novembro, como adiante se vê.
É uma tarde de muito calor. Depois das 16 horas as nuvens vão se formando para mais uma chuva na Capital. Retorno a GUARULHOS antes que ela caia.

Estamos encaminhando e-mails, telefonando ou falando aqui na Sociedade sobre o nosso 2º JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO. O convite é o seguinte:





A Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. fará realizar o
2º JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
pelas festas de final de ano.


Data: 18/12/2006 às 19:00hs
Local: “Galeria 32”
Endereço: Av. 11 de Junho, 884, Vila Mariana
Preço: R$ 50,00 (jantar incluso, sobremesa e  bebida alcoólica a parte)

A Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C. deseja a todos associados, amigos e colaboradores um Natal repleto de paz, e felicidades e um Ano Novo cheio de saúde e prosperidade.

OBS: Solicito contato com a Sociedade e pagamento adiantado para não acontecer atropelo de última hora.

Uma estrela de mais de uma tonelada foi colocada hoje no topo da árvore de NATAL montada no IBIRAPUERA, vizinha ao Obelisco, com ajuda de um guindaste. A árvore tem 60 metros e pesa 210 toneladas. A iluminação será inaugurada no próximo domingo, dia 3 de dezembro.

O Conselho de Ética do Senado arquivou os processos contra NEY SUASSUNA, MAGNO MALTA e SERYS SLHESSARENKO, citados pela CPI DOS SANGUESSUGAS como supostos envolvidos no esquema de compra de ambulâncias superfaturadas. O Conselho, que sequer chegou a votar o parecer do relator JEFFERSON PERES, aprovou apenas uma censura verbal a SUASSUNA.

Grande parte dos controladores de vôo já atingiu a carga máxima mensal de 156 horas de trabalho em novembro, por causa das convocações extraordinárias nos dias 2 e 15. Muitos operadores não têm sido escalados para cumprir jornadas nestes últimos dias do mês, o que poderá se refletir na rotina dos aeroportos amanhã e depois, com novos atrasos de vôos.

O vereador AGNALDO TIMÓTEO (PL) deixou o 9º DP (CARANDIRU) trocando acusações com dois soldados do 5º Batalhão de Polícia Militar que haviam prendido o filho dele, CÍCERO EZEQUIEL RODRIGUES TEIXEIRA, de 24 anos. TEIXEIRA foi detido sob a acusação de desacatar os policiais e resistir à prisão. O vereador alegou que os soldados foram truculentos. Os PMs devem prestar queixa do ocorrido no Ministério Público, pois na delegacia o caso foi registrado apenas como uma irregularidade de trânsito, já que um amigo de TEIXEIRA não tinha carteira de habilitação de moto.

Dez pessoas morreram e duas ficaram feridas, em duas chacinas ocorridas na madrugada de hoje, em um intervalo de uma hora. Em PARELHEIROS, seis pessoas, entre elas pai e filho, foram executadas a poucos metros do Centro de Detenção Provisória. Em SUZANO, três encapuzados assassinaram quatro fregueses de um bar e deixaram outros dois baleados.

Eterno cafajeste nas telas do cinema, JECE VALADÃO foi alguém que deixou saudades na vida real. Ao menos 300 amigos, faz, parentes e irmãos de fé despediram-se hoje do ator, produtor e diretor de 76 anos nos dois locais onde seu corpo foi velado em SÃO PAULO, o templo da Assembléia de Deus do BOM RETIRO e a Câmara dos Vereadores.
A continuação do cerimonial estava prevista para acontecer na sede da Prefeitura de CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM (ES), onde JECE será enterrado na tarde, por volta das 16 horas.
VERA LÚCIA VALADÃO, de 46 anos, a sexta e última mulher de JECE, passou a noite junto ao corpo do marido, que chegou à igreja evangélica por volta da 1:45 hora, vindo do Hospital PANAMERICANO, onde ele morreu às 17:20 horas, após uma semana de internação, respirando por aparelhos.
A maioria das pessoas despediu-se de JECE na Câmara dos Vereadores, onde o corpo chegou antes das 11 horas. Além dos filhos e de VERA LÚCIA, suas ex-mulheres KÁTIA e VERA GIMENEZ, esta acompanhada de MARCO ANTÔNIO GIMENEZ, filho do casal, de 28 anos.             “Ele se doou ao máximo à profissão. Lembro dele fazendo “A GAIOLA DAS LOUCAS” com minha mãe”, recordou MARCO, que segue os passos do pai e faz o personagem URUBU na novela juvenil “MALHAÇÃO”, da GLOBO.
LUCIANA GIMENEZ – filha de VERA com o empresário JOÃO MORAD, que conviveu com JECE dos 9 meses aos 15 anos – fugiu das entrevistas. “Achava ele uma pessoa maravilhosa. E não preciso dizer mais nada”, resumiu.
Entre as celebridades que fizeram questão de dar adeus a JECE estiveram vereadores da Casa, o cantor JERRY ADRIANI – que atuou em três filmes junto com JECE: “ESSA GATINHA É MINHA” (1966); “JERRY – A GRANDE PARADA” e “EM BUSCA DO TESOURO” (1067) – e os cineastas OSWALDO MASSAINI e CAO HAMBURGER. MASSAINI dirigiu e co-produziu mais de uma dezena de filmes com JECE. CAO assinou a direção de “FILHOS DO CARNAVAL”, a bem-sucedida minissérie protagonizada pelo ator no canal fechado HBO.

FELIPE MASSA começou a preparação para o MUNDIAL DE 2007 como terminou a temporada deste ano: na primeira colocação. Hoje, no primeiro dia de treinos coletivos visando o campeonato do ano que vem, MASSA completou 52 voltas no Circuito da CATALUNHA, em BARCELONA, e registrou o tempo mais rápido dos 16 pilotos que foram à pista. O principal objetivo das nove equipes que treinaram ainda com seus modelos 2006 foi conhecer as características dos novos pneus BRIDGESTONE, a partir de agora a única fornecedora de pneus na Fórmula 1. E a McLAREN causou boa impressão ao obter com PEDRO DE LA ROSA uma marca próxima da FERRARI, apenas 295 milésimos de segundo pior.
O novo titular da McLAREN, LEWIS HAMILTON, o primeiro piloto negro da Fórmula 1, teve um problema elétrico de manhã e andou menos. A bicampeã do mundo, RENAULT, teve dificuldades. NELSINO PIQUET, apesar de elogiado pelo trabalho, deu 93 voltas no traçado de 4.627 metros, mas não conseguiu mais do que o décimo tempo. Para se ter uma idéia da eficiência do seu treino, o substituto de FERNANDO ALONSO, o finlandês HEIKKI KOVALAINEN, fez apenas o 12º tempo. 

Em sua primeira visita a um país islâmico, TURQUIA, o PAPA BENTO XVI defendeu a necessidade de conciliação. “Muçulmanos e cristãos deveriam estar juntos, porque acreditamos no mesmo DEUS”, disse, citando frase do PAPA GREGÓRIO VII, de 1079. Após se reunir com BENTO XVI no aeroporto, o premiê turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, disse que o papa “gostaria de ver a TURQUIA na UNIÃO EUROPÉIA”. Amanhã, BENTO XVI viaja para ÊFESO, cidade onde, segundo a tradição cristã, viveu a VIRGEM MARIA e pregaram os apóstolos PAULO e JOÃO. De lá segue para ISTAMBUL, onde se encontrará com o patriarca grego ortodoxo. 

Eleito presidente do EQUADOR o esquerdista RAFAEL CORREA. Na campanha, ele prometeu renegociar todos os contratos de exploração de petróleo do país. A medida ameaça os interesses da Petrobrás.

O cantor de ópera ROBERT McFERRIN, primeiro negro a cantar sozinho no METROPOLITAN OPERA de NOVA YORK, morreu aos 85 anos, vítima de ataque cardíaco na cidade americana de St. LOUIS, MISSOURI. Nascido em MARIANNA, no ARKANSAS, ele ficou conhecido também por ser o pai do cantor BOBBY McFERRIN, que teve grande sucesso com a música DON´T WORRY BE HAPPY e ganhou vários prêmios GRAMMY ao longo de sua trajetória. ROBERT McFERRIN começou a carreira em 1955, com o personagem de AMONASTRO, da ópera AIDA, que o tornou o primeiro negro a fazer parte da companhia do METROPOLITAN OPERA de NOVA YORK.

2 007  :    -    QUARTA-FEIRA
SABER MAIS É, TAMBÉM, SOFRER MAIS, PORQUE CAEM AS MÁSCARAS QUE ENCOBREM A VERDADE E, VAMOS CONVIR, O MUNDO EM QUE EXISTIMOS É APENAS UMA MÁSCARA, A ESTRUTURA POR TRÁS DELA É FRÁGIL, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, E SINISTRA, NA PIOR DESTAS.

Não há chance de o CORINTHIANS sair do PACAEMBU com uma taça, hoje à noite. Mas se vencer o VASCO e ver o GOIÁS perder para o ATLÉTICO MINEIRO, o time de NELSINHO BATISTA deixará o estádio nos braços dos 24 milhões de corintianos.
A combinação de resultados extermina o fantasma do rebaixamento à Série B e encerra o longo sofrimento da FIEL, que pastou com um time fraco e sem estrelas – foram dez rodadas na zona da degola no Nacional. O grito preso na garganta do corintiano poderá ser solto apenas se o GOIÁS sair de MINAS GERAIS sem ponto. Empate ou vitória diante do ATLÉTICO MINEIRO mantêm os goianos na disputa e empurra a decisão para a última rodada, no domingo. 

Vamos um pouco tarde para a cidade de SÃO PAULO. São 13 horas quando chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Está no meu aguardo o TENENTE OSÓRIO. Seu pai, JOSÉ BENTO DE SOUZA, foi combatente na Revolução Constitucionalista de 1932. Nasceu em 14 de outubro de 1907 e faleceu em 5 de maio de 1970. Quer ele uma Certidão Comprobatória de participação nesta revolução. Estou atendendo o TENENTE OSÓRIO quando chega o JOSÉ D´AMICO BAUAB. Fica difícil sair para almoçar. Os oficiais me chamam por volta das 13:30 horas. O D´AMICO permanece no MMDC para participar do “DIA DOS ANIVERSARIANTES”. O TENENTE OSÓRIO retornará na segunda-feira, dia 3 de dezembro. COLOMBO está encarregado de resolver problemas na agência do BANESPA, onde a Entidade tem conta.
Estão presentes nesta tarde os aniversariantes: ALDO STRUFFALDI, WÁLTER TAVERNA e VALDIR PERVELHO. Comparecem: RENATA RIBEIRO DA LUZ, DONA ORIVALDA e seu pai, o atual Comandante do Exército Constitucionalista, OSVALDO DIANA; parentes de WÁLTER TAVERNA; CORONEL ARY CANAVÓ, PROFESSORA MARIA ODETE, DOUTORA MARIA LÚCIA CAMARGO; o presidente GINO STRUFFALDI e a “primeira dama” da Sociedade, dona DINORÁH; CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA.
JOSÉ D´AMICO BAUAB é encarregado pelo presidente para fazer uma exortação aos aniversariantes. RENATA aproveita a oportunidade para discutir pormenores do almoço que irá oferecer para vinte pessoas, em 21 de dezembro, como confraternização de final de ano, em sua casa.
Esse encontro dos aniversariantes vai até tarde. Deixo o MMDC por volta das 17 horas e várias pessoas ainda ficam no local.

O CORINTHIANS poderia ter fugido hoje do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. O ATLÉTICO MINEIRO bem que ajudou o TIMÃO, vencendo o GOIÁS por 4 a 1. Mas a equipe do PARQUE SÃO JORGE não ajudou. A derrota por 1 a 0 para o VASCO, no PACAEMBU, complicou de vez a situação dos corintianos.
O TIMÃO ainda depende só de si mesmo para fugir da degola. Uma vitória sobre o GRÊMIO, no domingo (dia 2 de dezembro), em PORTO ALEGRE, tirará o clube alvinegro do sufoco. Mas, em caso de tropeço, o CORINTHIANS terá de rezar para que o GOIÁS não vença o INTERNACIONAL, em GOIÂNIA.
Em FLORIANÓPOLIS, o FIGUEIRENSE venceu o NÁUTICO com gols de RUY e OTACÍLIO NETO: 2 A 0. O NÁUTICO fica livre do fantasma da Série B.

A estudante CLÁUDIA DE LIMA FERNANDES, de 16 anos, que sobreviveu ao acidente com o avião LEARJET que caiu sobre a casa dela, na CASA VERDE, no último dia 4, voltou a andar hoje e tem previsão de alta do hospital na próxima semana. As informações são da assessoria de imprensa do Hospital do Servidor Público Estadual. Segundo os médicos, a jovem vem reagindo bem à fisioterapia, mas casos como o dela podem precisar de dois anos de tratamento.

Dez quilos mais magra, a adolescente PRISCILA APRÍGIO, baleada durante um assalto à agência do ITAÚ da Avenida IBIRAPUERA, ainda luta para se recuperar do que ocorreu em 28 de fevereiro. Há nove meses, a jovem de 14 anos foi atingida no abdômen por um tiro de fuzil, quando atravessava a avenida para tomar um ônibus e ir para a casa, em EMBU, na GRANDE SÃO PAULO.
Na cadeira de rodas e sem o movimento nas pernas, PRISCILA diz ter sido esquecida por muitas pessoas e estar enjoada da comida e da rotina do HOTEL COMFORT, na VILA MARIANA, onde está hospedada há oito meses. O BANDO ITAÚ paga as despesas. O tratamento no Hospital das Clínicas é gratuito. A promessa de uma casa adaptada, feita pelo ITAÚ, ainda não se concretizou.

O 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano deteve hoje à tarde 20 pessoas, na grande maioria menores de idade, na Praça JÚLIO MESQUITA, no Centro, durante uma operação para combater o consumo e o tráfico de crack. Hoje, o DIÁRIO revelou que a CRACOLÂNDIA, antes restrita à região da LUZ, se expandiu para todo o CENTRO VELHO. A maior concentração de usuários ocorre entre a Alameda BARÃO DE LIMEIRA e a Avenida RIO BRANCO, em CAMPOS ELÍSEOS. Na PRAÇA JÚLIO MESQUITA, traficantes e usuários passam os dias.
Ao todo, 23 policiais participaram da operação que, segundo o TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA, comandante do batalhão, ocorre todos os dias na região.

Os dois policiais militares suspeitos de integrar uma quadrilha que pretendia extorquir um ex-condenado por tráfico se apresentaram hoje na Corregedoria da PM e acabaram detidos. A vítima, que trabalha como motorista, reconheceu o SARGENTO PM JEFFERSON LUIZ ANTÔNIO CLARO FAUSTO, de 43 anos, e o PM EDNILSON MARIANO, de 29, como integrantes do bando que vinha exigindo dinheiro dele, há um ano. Eles trabalhavam na 4ª Companhia do 4º BPMM.

ANA HICKMANN foi internada no Hospital SÃO CAMILO, em SÃO PAULO, nesta quarta-feira, após sentir fortes dores musculares, principalmente na região do pescoço, devido a estresse. A apresentadora foi medicada e saiu do hospital com um colar cervical.

As relações diplomáticas entre a VENEZUELA e a COLÔMBIA estão rompidas, enquanto o atual presidente colombiano, ÁLVARO URIBE, estiver no poder. Assim declarou hoje o líder venezuelano HUGO CHÁVEZ. Ele disse que não manterá “nenhum tipo” de relação com o “triste peão do império” – referência à proximidade de URIBE com o governo dos EUA – nem com ninguém de seu gênero.
A crise diplomática entre os dois governantes teve início após a decisão de URIBE de suspender a mediação que CHÁVEZ fazia para tentar negociar uma troca humanitária de prisioneiros com as Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC).

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, por 17 votos a 3, parecer que considera legal o processo contra o senador RENAN CALHEIROS. A diferença no placar foi maior do que o esperado e causou surpresa o fato de o líder do governo, ROMERO JUCÁ, ter votado a favor do parecer. O pedido de cassação de RENAN será julgado no plenário no dia 4 de dezembro, terça-feira. O senador ALOÍZIO MERCADANTE antecipou apoio à cassação.

O assassinato de três funcionários da Universidade Federal de MATO GROSSO, hoje pela madrugada, chocou RONDONÓPOLIS, a 210 km de CUIABÁ. A pró-reitora do campus da cidade, SORAHIA MIRANDA LIMA, de 41 anos; o prefeito da unidade, LUÍS MAURO PIRES RUSSO, de 44; e o professor do curso de Zootecnia, ALESSANDRO LUÍS FRAGA, de 33, foram mortos a tiros por um homem encapuzado, na frente da casa de SORAHIA, no bairro de classe média COLINA VERDE. Eles estavam voltando de uma viagem a CUIABÁ.
SORAHIA e FRAGA morreram na hora. RUSSO foi levado para um hospital próximo e morreu, pouco depois, no centro cirúrgico. Ainda teve tempo de dizer algumas palavras e se acredita ter sido ele a testemunha que descreveu o criminoso à polícia: homem moreno, de estatura mediana, vestindo camisa vermelha, jeans e capuz. Ele se aproximou do carro na frente da garagem da casa de SORAHIA, deu um tiro em RUSSO, que estava na direção, dois no professor e dois na pró-reitora. Depois, fugiu pelo mato.   

Condenada a SCHERING DO BRASIL por, em 1998, ter colocado no mercado “pílulas de farinha” em embalagens do anticoncepcional MICROVLAR. O Superior Tribunal de Justiça determinou ao laboratório o pagamento de uma indenização coletiva de um milhão de reais às mulheres que, sentindo-se protegidas, engravidaram. O dinheiro será depositado em uma conta do PROCON de SÃO PAULO, que moveu a ação. O laboratório enfrenta ainda processos individuais movidos pelas vítimas. Em BRASÍLIA.

Assumiu a presidência da TAM o comandante DAVID BARIONI NETO, em substituição a MARCO ANTÔNIO BOLOGNA. A tragédia do vôo 3054, em que 199 pessoas morreram quando um AIRBUS saiu da pista ao tentar pousar no Aeroporto de CONGONHAS, ajudou a derrubar BOLOGNA. Até setembro, BARIONI era vice-presidente de operações da GOL, empresa rival da TAM que ajudou a fundar. BOLOGNA será aproveitado no conselho da holding da família ROLIM AMARO, dona da TAM. Em SÃO PAULO.

ANA HICKMANN foi internada no Hospital SÃO CAMILO, em SÃO PAULO, nesta quarta-feira, após sentir fortes dores musculares, principalmente na região do pescoço, devido a estresse. A apresentadora foi medicada e saiu do hospital com um colar cervical.

A calma nos subúrbios de PARIS só foi retomada hoje depois que o Ministério do Interior organizou um autêntico estado de sítio na região. Mais de mil policiais, carros blindados e helicópteros foram mobilizados para evitar novos tumultos nos arredores de PARIS. O presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, prometeu punir os baderneiros e classificou os rebeldes que atiraram em policiais de “assassinos”.

Com o Congresso cercado por grupos indígenas e trabalhadores, os parlamentares governistas aprovaram na madrugada, em LA PAZ, uma resolução que deve aumentar ainda mais as tensões na BOLÍVIA. A medida permite que a Assembléia Constituinte realize sessões em qualquer ponto do território boliviano
Em SUCRE, sede oficial da Assembléia, manifestantes de oposição ao presidente EVO MORALES vinham impedindo os parlamentares de se reunirem. 

O líder venezuelano vem tendo dores de cabeça com a sua ex-companheira, MARÍA ISABEL RODRÍGUEZ. A ex-primeira-dama é uma das vozes mais fortes contra a reforma constitucional na VENEZUELA, que será votada em referendo domingo. Ela faz campanha pelo “não”. “É totalmente ilegal a forma como se quer aprovar essas mudanças, que só podem ser feitas por uma Assembléia Constituinte”. O casal se divorciou em 2004, após dois anos separados.   

Um porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou a morte, nesta quarta-feira, de ALEXANDRE KAFKA, que havia sido representante do BRASIL no FMI por 32 anos, até ser substituído no cargo por MURILO PORTUGAL, em 1998. KAFKA tinha 91 anos e morava em WASHINGTON. Ele nasceu em PRAGA, onde se formou em Direito e se especializou em Economia, em GENEBRA, e em Relações Internacionais, em OXFORD. Era primo de segundo grau do escritor FRANZ KAFKA. Ele veio para o BRASIL na década de 1940 e começou a trabalhar como professor e consultor econômico. Nos anos 1950, foi um dos pioneiros do ensino e da pesquisa econômica no BRASIL. KAFKA tinha a Fundação GETÚLIO VARGAS como um dos locais preferidos para a atuação intelectual.
No FMI, ele trabalhou pela primeira vez entre 1949 e 1951 como subchefe da divisão de AMÉRICA LATINA. Em 1959, tornou-se professor da Universidade de VIRGÍNIA e, posteriormente, trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 1956, durante o governo CASTELLO BRANCO, aceitou o convite do então ministro da Fazenda OCTÁVIO GOUVÊA DE BULHÕES para ocupar a cadeira de diretor-executivo no FMI, no qual representou o BRASIL e um grupo de outros países latino-americanos.
De 1966 a 1998, acompanhou diversos presidentes, vários ministros e muitas crises. A mais delicada delas foi a moratória da dívida externa brasileira, anunciada pelo ex-presidente JOSÉ SARNEY em fevereiro de 1987. Sem pagar as dívidas no exterior, o BRASIL conseguiu retomar a credibilidade em boa parte pelo esforço de KAFKA com autoridades estrangeiras.
KAFKA se naturalizou e casou com uma brasileira. Falava português fluentemente. Dia que o País era uma terra de oportunidades. “Ainda está tudo por fazer”, repetia após trabalhar como consultor econômico nas décadas de 1940 e 1950.

2 008    :      -    SEXTA-FEIRA
JOSÉ, irmão da LUCINDA, continua a pintar o quarto da frente. Ela escolheu um verde claro e isso está dando um novo visual ao cômodo. LUCINDA sonhou nesses últimos anos em pintar o quarto, mas, por vários motivos, esse seu desejo está se concretizando apenas agora.
Ontem, durante o velório e o enterro do primo ROBERTO SECCO, estive ao lado do CARLOS e da MARLY por diversas vezes. Somente nesta manhã é que, relendo minhas memórias, vou relembrar que ela estava completando mais um aniversário ontem. Procurando corrigir o meu esquecimento, ligo para POÁ, no intuito de conversar com o meu irmão. Atende-me o meu genro ADALVO para dizer que somente à tarde é que o CARLOS estará na cidade. Deixo com ele o recado de minha desculpa.
Trabalho no computador durante algumas horas desta manhã, até que falta energia elétrica no nosso bairro. Estava relendo as mensagens recebidas, via internet, quando isso acontece, obrigando-me a encerrar essa atividade. Tenho dificuldades ao embarcar num lotação. A VIA DUTRA está muito morosa. O motorista corta o caminho pelo Parque Novo Mundo e ganha algum tempo com essa manobra. Mesmo assim, somente vou chegar na Sociedade por volta das 12:45 horas.
MARINEI conta que seu marido, PM VANDER CHALUB, finalmente recebeu o ofício de apresentação ao CPC, deixando o batalhão, que, ultimamente, vem causando certa dificuldade para ele, face uma cisma do CORONEL PM GERVÁSIO, Comandante do CPA/M-3, contra sua pessoa. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR solicitou sua transferência para o contingente da Assistência Militar. Seu nome foi aprovado pela DIRETORIA DE PESSOAL e o CORONEL PM GODOY assinou o ofício solicitando sua apresentação ao TJM. Por sua vez, o CORONEL PM BRANDÃO, Comandante do CPC, deu ordem ao CPA/M-3 para que se processasse a apresentação do PM. O CORONEL PM GERVÁSIO não concordou com isso e se negava a obedecer a ordem emanada do escalão superior. A apresentação era para ter acontecido ontem. Mesmo de férias, o CORONEL PM GERVÁSIO determinou que não se fizesse essa apresentação. A briga passou para escalões superiores e hoje, finalmente, o CHALUB foi para o CPC e, em seguida, para o TJM.    
Mais tarde, o PM CHALUB passa pelo MMDC e conversa comigo sobre esses acontecimentos.
CORONEL PM MENDES comparece na Sociedade e permanece conosco durante um bom tempo. Recebemos a visita do TENENTE PM GONÇALVES, do 3º BPChq (COE). O cadete ARAÚJO, que é nosso associado, vem conversar sobre o núcleo que está sendo montado na Academia. Sugerimos que não se use a palavra núcleo e sim uma sigla nova MRC “CADETE RUYTENBERG ROCHA”. O RUYTENBERG foi presidente do antigo Centro Acadêmico, nos anos 1930. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, como TENENTE. Morreu em combate, na região de BURI. Essa sugestão será estudada pelo Diretório Acadêmico “XV DE DEZEMBRO”. O ARAÚJO leva também a minuta da ata que foi redigida pelo ALEXANDRE e seus companheiros na criação do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA MORUMBI-IBIRAPUERA.
Recebo do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea “GRUPO JOSÉ BONIFÁCIO e FERNANDO DE NORONHA”:
DIPLOMA
O 2º GRUPO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA – FORTALEZA DE ITAIPU confere
Sr MARIO FONSECA VENTURA
O presente Diploma de AMIGO DA UNIDADE pelos serviços prestados a esta Organização Militar.
PRAIA GRANDE, SP, 28 DE NOVEMBRO DE 2008

RICARDO LUÍS DE ANDRADE CARDOSO TEN CEL
Comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea.

Esta tarde é produtiva. Podemos caminhar bem e temos esperanças que a Sociedade será bem melhor em 2009.
Em casa, LUCINDA mostra-me o seu quarto, já pintado pelo seu irmão JOSÉ. Ficou muito bom o aspecto novo desse cômodo.
Recebo um e-mail do TENENTE PM HERBERT a respeito da criação do MC MORUMBI-IBIRAPUERA:
O Ten Cel PM Lima, Comandante do 16º BPM/M, fez uma visita à sede da 4ª Cia na data de hoje, por ocasião da reunião mensal com o efetivo da subunidade. Na oportunidade, foi-lhe apresentado o projeto de criação do núcleo MORUMBI da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O projeto foi recebido pelo Ten Cel Lima com entusiasmo que, de pronto, já deu o seu aval.
A grande necessidade, segundo ele, seria a formalização, mediante documento, para que a empreitada seja coroada de sucesso.
De posse de tal documento (que penso definir a forma e conteúdo juntamente com o Sr Alexandre já na segunda feira), o Ten Cel PM Lima iria manifestar-se por meio de regular despacho para o Coronel PM Antão, Comandante do CPA/M-5, e entregaria o projeto já materializado em suas mãos para apreciação. Dessa forma, evitaríamos delongas e discussões. Com um projeto bem elaborado, materializado via documentação formal e apoio dos dirigentes da entidade, não haverá motivo para formalidades outras que porventura possam atravancar o processo. Acresce que o Cel PM Antão é um entusiasta do estudo sério da História e, segundo ele mesmo, sua família faz parte da Milícia Bandeirante desde o final dó século XIX.
Gostaria de acrescentar que o projeto em apreço é de importância tão grande que, conforme expressei em meu primeiro e-mail, não seria possível levá-lo a efeito sem o apoio tanto do comandante do 16º BPM/M, quanto do comandante do CPA-M/5, e seria impensável de minha parte não participar meus comandantes de todos os passos, sejam políticos, operacionais ou administrativos, acerca da 4ª Cia do 16º BPM/M.
É mister destacar que, uma vez implantado o núcleo, não pode haver caminho de volta, ou seja, todos os passos devem ser trilhados de maneira consciente e efetiva, de maneira que o projeto seja perene e jamais refém das circunstâncias do momento. Com isto quero dizer que o núcleo, uma vez implantado oficialmente, mesmo que os próximos comandantes dele não sejam entusiastas, não deve poder ser simplesmente desativado. As pessoas passam e passarão, mas o trabalho deve sempre continuar. A formalização, assim, é de extrema necessidade, conforme a orientação do Ten Cel PM Lima.
Grande Abraço
Herbert Moraes dos Santos

Depois da reconstituição do crime, no começo da tarde, o delegado CRISTIANO ENGEL, do 2º DP de GUARULHOS, disse que deve concluir na próxima semana o inquérito policial que investiga a morte de ANDRÉIA CRISTINA NÓBREGA BEZERRA, de 31 anos. O delegado disse que irá pedir a prisão preventiva do pagodeiro EVANDRO GOMES CORREIA, de 35 anos. Ele será indiciado por homicídio e tentativa de homicídio (do filho do casal, LUCAS MACEDO NÓBREGA CORREIA, de 6 anos, que caiu junto com a mãe). Para o delegado, o trabalho feito pela perícia no edifício, localizado no bairro SANTA MENA, em GUARULHOS, acrescenta um suporte técnico à investigação, colaborando com o indiciamento de EVANDRO. O depoimento de LUCAS foi determinante para a polícia. O garoto disse que o pai ameaçou a sua mãe com uma faca e que cortou a mangueira do gás, ameaçando explodir o apartamento.

Pelo menos quatro bandidos invadiram, na madrugada, uma loja de roupas de GUARULHOS, usando a mesma técnica da quadrilha que ficou conhecida como “gangue da marcha a ré”, que realizou vários roubos em bairros nobres da capital. O crime aconteceu na loja YES SURF SHOP, na Rua SVAA EVANS, no bairro JARDIM PRESIDENTE DUTRA. Segundo o dono do estabelecimento, foram roubadas 300 peças de roupas e o prejuízo foi de vinte mil reais.

Novos deslizamentos de terra atingiram hoje a região do MORRO DO BAÚ, em ILHOTA, a área mais remota e mais castigada pelas chuvas no VALE DO ITAJAÍ, em SANTA CATARINA. Pelo menos quatro pessoas de uma família que se recusava a deixar a casa foram soterradas em poucos segundos. Outras cinco residências acabaram sendo totalmente destruídas pelos desmoronamentos. A ordem dada pelo Exército no início da tarde era para evacuar todas as pessoas que estivessem ali, civis ou militares, mesmo que fosse ‘na marra’. A situação é desesperadora tanto para os moradores do BAÚ quanto para os militares integrantes da Força Nacional de Segurança, que trabalham nas operações de resgate. 

Dados oficiais divulgados hoje mostram que, em um ano, foram desmatados na AMAZÔNIA 11.968 km², área equivalente a duas vezes o território do Distrito Federal ou a oito vezes o tamanho da cidade de São Paulo. A estimativa é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e se refere ao período entre agosto de 2007 e julho de 2008. Na comparação com a temporada 2006-2007, o ritmo de devastação cresceu 3,8%. Foi o primeiro aumento da taxa em quatro anos. Mesmo assim, os números ficaram abaixo da expectativa dos especialistas, pois dados preliminares colhidos mensalmente indicavam alta de até 64%. 

O prefeito eleito de MANAUS, AMAZONINO MENDES, teve o registro da candidatura cassado hoje pela Justiça Eleitoral. Ele e o vice, o deputado federal CARLOS SOUZA, foram julgados por distribuir vales-combustível a eleitores, o que configura compra de voto. A juíza MARIA EUNICE TORRES DO NASCIMENTO condenou ambos ao pagamento no valor de 50 mil UFIRS (cerca de 92 mil reais).

Faleceu nesta sexta-feira, aos 76 anos, depois de uma longa enfermidade, a arquiteta pernambucana JANETE COSTA, cuja carreira foi marcada pela valorização da arte e do design populares. A arquiteta nascida em GARANHUNS ficou conhecida como curadora de exposições que valorizaram as identidades culturais locais, entre elas a BIENAL DE ARTESANATO DO RECIFE (1986) e a mostra ARTE POPULAR BRASILEIRA e ARTE POPULAR DOS ESTADOS, realizada no CARREAU DU TEMPLE em PARIS, em 2005, Ano do Brasil na FRANÇA. JANETE realizou mais de 3 mil projetos em meio século de atividade, entre edifícios públicos e residências.

Depois de três dias de intensos confrontos entre terroristas e a elite do Exército e da Marinha da ÍNDIA, o drama que tomou conta de MUMBAI (ex-BOMBAIM) se aproximava hoje do fim. Após os atentados coordenados que paralisaram a capital financeira da ÍNDIA e deixaram cerca de 160 mortos e 370 feridos, os militares pareciam ter retomado o controle de dois dos três pontos que ainda estavam tomados por militantes – o HOTEL OBERÓI e o centro judaico localizado na CASA NARIMAM. O cerco ao HOTEL TAJ MAHAL, porém, continuava.

2 009       :       -       SÁBADO
Trouxe 209 composições realizadas por estudantes do Ensino Fundamental II, de SÃO MIGUEL PAULISTA, que estão concorrendo à uma premiação organizada pelo nosso núcleo naquela região. Na semana que está terminando consegui estipular uma relação de estudantes do Ensino Fundamental I para serem premiados. Ainda tenho de realizar a leitura das composições do Ensino Médio.
Isso dá muito trabalho, mas a importância do envolvimento das crianças no processo de divulgação do Movimento Constitucionalista é importantíssima.
Além desse trabalho, executo o rotineiro das minhas memórias e leituras de jornais.

O Diário Oficial deste sábado traz a transferência para a reserva do tenente-coronel PM número 3 do almanaque dos oficiais. O TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO FERNANDO CHESTER, comandante do 23º BPMI, nasceu no dia 12 de janeiro de 1954. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 17 de julho de 1976; PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1977; 1º TENENTE – 24 de maio de 1981; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1987; MAJOR – 24 de maio de 1995; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2000.

Encerramento do ano letivo no CPOR de São Paulo
O Presidente da Sociedade, Combatente de 32, Gino Struffaldi, esteve presente às solenidades de Encerramento do ano letivo e à Declaração de Aspirantes do ano de 2009 – Turma “120 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA” - . Estavam presentes o General Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky , Comandante da 2ª. Região Militar, alguns deputados estaduais e outras autoridades civis, bem assim representantes da Marinha, da Aeronáutica e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A solenidade foi encerrada com o desfile dos novos Aspirantes a Oficial das diversas armas. O GENERAL-DE-DIVISÃO CARLOS ALBERTO SANTOS CRUZ, Comandante da 2ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, era a mais alta patente presente. Também notamos: GENERAL-DE-BRIGADA LIMA NETO; CORONEL Int BENEDITO BORTOLETTO, prefeito da Aeronáutica; CORONEL PM AIRTONS ALVES DA SILVA, Cmt do CPA/M-3; perito criminal JOÃO SADAO KITAMURA. 

O Presidente LULA esteve hoje em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC, para acompanhar a pré-estréia do filme “LULA, O FILHO DO BRASIL”, do cineasta FÁBIO BARRETO. Foi a primeira vez que assistiu ao longa, que teve participação de dois mil convidados. Antes da exibição, participou da inauguração do Parque CIDADE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SÃO BERNARDO, que leva o nome da mãe, “EURIDS FERREIRA DE MELO – DONA LINDU”.
A pré-estréia, que aconteceu nos Estúdios da VERA CRUZ, teve a presença da ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF. Também compareceram a atriz GLÓRIA PIRES, que interpreta DONA LINDU, a mãe de LULA, e RUI RICARDO DIAS, que fez o papel de LULA no filme. 

Os trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego ou tirar a Carteira de Trabalho estão tendo problemas. Os servidores do Ministério do Trabalho estão de braços cruzados há 21 dias, exigindo plano de cargos e a implantação da jornada semanal de 30 horas. O problema maior é fazer homologação de demissão ou denúncia trabalhista.

A Ordem dos Advogados do Brasil no DISTRITO FEDERAL prepara um relatório com o pedido de impeachment do governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA. Na segunda-feira, a OAB-DF irá designar um relator para o julgamento. A presidente da entidade, ESTEFÂNIA VIVEIROS, disse que após a avaliação do relator, o pedido ainda passará pelo Conselho Pleno da OAB, órgão máximo da entidade. ARRUDA decidiu hoje que vai permanecer no cargo e se defender.
Ele é citado em um inquérito da Polícia Federal chamado CAIXA DE PANDORA, no qual é acusado de pagar propina à base aliada com recursos vindos de empresas de tecnologia. As acusações foram feitas por um secretário de Estado que denunciou o esquema em troca de proteção policial e diminuição da pena em caso de condenação judicial. Depois de atingir o governador, as investigações poderão complicar a situação do vice-governador, PAULO OCTÁVIO.
Dois brasileiros e três colombianos foram presos com 273 quilos de cocaína em ITU, a 101 km da capital, na maior apreensão da droga neste ano no Estado. A quadrilha responderá por tráfico internacional de drogas e foi presa numa operação realizada ontem. Os policiais ainda tentam identificar outros dois suspeitos de integrar o grupo. A droga estava dentro de uma caminhoneta usada pelos bandidos. Com eles, também havia uma moto.
Policiais do DENARC investigavam a quadrilha havia três meses. Dois investigadores se passaram por traficantes e, nas últimas semanas, marcaram vários encontros com dois integrantes do grupo, que estavam hospedados num hotel de luxo, perto da Avenida PAULISTA. A polícia não divulgou em qual hotel os criminosos estavam. O policial que negociou a droga se passou por funcionário do hotel, servindo café.
O entorpecente veio da COLÔMBIA e já estava embalado em oito sacos para ser distribuído pelo país.

Dados do Ministério da Cultura apontam irregularidades da União Nacional dos Estudantes em nove convênios firmados nos últimos dois anos. Nesse período, a UNE recebeu 2,9 milhões de reais do ministério. A organização recebeu 342 mil reais para realizar seu congresso nacional em BRASILIA. Para obter o dinheiro, apresentou orçamentos de duas supostas empresas de SALVADOR. No endereço de uma delas, não funciona nenhuma empresa. Na da outra, não há nenhum empregado. O ministério também repassou 435 mil reais para a produção de um livro e um documentário. O prazo venceu em junho, mas até hoje a UNE não concluiu o projeto nem entregou notas fiscais e extratos bancários referentes a sua execução.

As tradicionais promessas que os candidatos à presidência de um país fazem nas eleições ganharam, neste ano, em HONDURAS, a companhia da crise política que tomou conta do país desde que o presidente MANUEL ZELAYA foi deposto, no dia 28 de junho. Os seis principais candidatos se dividem entre apoiadores e opositores de ZELAYA e apoiadores de que a eleição se realize ou não neste domingo.
Em primeiro lugar nas pesquisas de opinião aparece o conservador PORFÍRIO “PEPE” LOBO, do Partido Nacional e antigo opositor de ZELAYA. Nas eleições de 2005, LOBO foi derrotado pelo presidente deposto que, desde setembro, ocupa a Embaixada brasileira em TEGUCIGALPA.
O posicionamento dos ESTADOS UNIDOS durante a crise de HONDURAS foi um balde de água fria nas grandes expectativas dos líderes da AMÉRICA LATINA para o governo do presidente BARACK OBAMA. Foi uma decepção a decisão dos EUA de reconhecer as eleições de amanhã, mesmo sem o presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, ter sido restituído ao poder – desde que a votação seja considerada justa.

O russo NIKOLAY DAVYDENKO e o argentino JUAN MARTÍN DEL POTRO disputam amanhã a final da MASTERS CUP DE TÊNIS. DAVYDENKO, o número 7 no ranking mundial, surpreendeu hoje ao vencer o número 1, ROGER FEDERER, por 2 sets a 1. Esta foi a primeira vitória do russo sobre FEDERER em 13 partidas. DEL POTRO superou o sueco ROBIN SODERLING em partida equilibrada que se prolongou por duas horas e onze minutos. 

Autoridades russas confirmaram hoje que uma bomba causou o descarrilamento de um trem expresso de luxo, deixando 26 mortos e cerca de 100 feridos. Foi o pior ataque no país nos últimos cinco anos. “De fato foi um ataque terrorista”, disse à agência de notícias INTERFAX, o porta-voz da promotoria federal, VLADIMIR MARKIN.
O Expresso NEVSKY com 14 vagões carregava 682 passageiros e 29 tripulantes. O trem descarrilou a cerca de 250 km de MOSCOU, na noite de ontem na movimentada linha férrea que liga a capital do país a SÃO PETERSBURGO, segunda maior cidade da RÚSSIA.

2 010      :        -           DOMINGO
Atualizo nesta manhã o dia 28 de novembro para colocá-lo no meu blog. Também leio os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO e JORNAL DA TARDE, como sempre faço, diariamente. 
Através celular, converso com o CORONEL PM MENDES, internado no Hospital Militar. Recupera-se de uma operação da vesícula. Conta-me a sua odisséia desde que passou mal na cidade de PORTO FERREIRA até a operação no HM. Ele diz que já assinou todos os diplomas que serão entregues na Solenidade do dia 30 de novembro na cidade de GUARULHOS, como também os do núcleo “ROMÃO GOMES”, solenidade marcada para 6 de dezembro. Deverei representar o GINO em GUARULHOS, porque ele também está impossibilitado de viajar. Após esse contato com o MENDES faço uma ligação para o presidente, preocupado com o evento do núcleo de GUARULHOS. Deixo-o sossegado, pois moro na cidade e fica bem mais fácil essa representação.

Amigos do GBB,
Concito-os a se conectarem à Rede Recod de Televisão, vários canais, dependendo do sistema que cada um possui, para poderem acompanhar AO VIVO diretamente do Rio de Janeiro, a Invasão e Tomada do Terreno no Complexo do Alemão, onde estariam refugiados boa parte dos   bandidos que dominaram por longo tempo várias comunidades daquela cidade, como todos nós sabemos muitíssimo bem.
Quero crer que essa postura firme e integrada, de há muito necessária e esperada, finalmente está ocorrendo, e deverá, com certeza e se Deus quiser, o grande Divisor de Águas de uma nova política de segurança pública para o RJ e que poderá futuramente ser adotada em outros estados, se necessário for. De uma coisa podem ter certeza, será um grande aprendizado para toda a classe política nacional e o despertar para adoção de medidas inovadoras e racionais para um novo sistema de segurança pública a ser estudado e implantado em nosso País !
Sejamos realistas, otimistas e perseverantes em nossas condutas, mesmo porque nossa formação e desempenho de nossa atividade - fim, razão de ser de nossa existência, possa vir a merecer a maior atenção, daqui para frente, por parte de nossos governantes, pois nunca e jamais poderá ser considerado tarde para melhoramos nossas condições todas, inclusive de ordem salarial, como vem sendo abordada com frequência pelos homens da imprensa nesta transmissão exclusiva a que já me referi acima.
Como exemplo disso e para aqueles que não assistiram como eu, desde às 06: 30h, uma comparação feita por esses mencionados profissionais da Record, numa comparação de guerra, que é o quadro que se apresenta no RJ, foi formulada com a Guerra do Iraque, onde cada militar lá ganhavam mil dólares por dia, enquanto aqui (Rio) os policiais ganham mil reais por mês.
Por essas e outras questões trágicas, porém necessárias, adotas no Rio de Janeiro, muito há que se fazer e em breve, para um melhor encaminhamento das questões relacionadas à segurança pública no Brasil.
Peçamos a Deus proteção e sucesso aos nossos companheiros de nossa co-irmã e demais envolvidos nesse conflito, pelo lado do bem, obviamente, para libertarem esses cariocas que se vêm obrigados a residirem em comunidades desse tipo, morros cariocas, cuja maioria é gente trabalhadora e honesta, para que possam viver com tranquilidade, segurança e dignidade!
Um bom domingo a todos,
Di Sessa

POSIÇÃO DE ALERTA: - Ato de entrega de bases comunitárias da PM paulista. A área de segurança é estratégica para o governo do Estado. A primeira vez que o PSDB concorreu à reeleição ao governo de São Paulo foi em 1998. Na ocasião, o então governador, Mario Covas, sofreu para derrotar no segundo turno o candidato do PP, Paulo Maluf, que fazia das críticas à área da segurança pública sua principal bandeira. “Vou colocar a Rota na rua”, repetia Maluf naquela campanha. Quatro anos depois, o então candidato do PT a governador, José Genoino, com alguma sutileza, encamparia o mesmo bordão malufista, considerado conservador pelos defensores dos direitos humanos historicamente ligados a seu partido: “Uma política de direitos humanos não deve impedir a Rota de agir com energia e força”, dizia Genoino em 2002, na expectativa de derrotar o governador Geraldo Alckmin e interromper a dinastia do PSDB em São Paulo. A despeito das evocações oportunistas à Rota, acrônimo de Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, a tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, as candidaturas de Maluf e Genoino, tão antagônicas politicamente, defendiam um aumento do uso da força como medida para reduzir os índices de criminalidade em São Paulo. Em 1999, o primeiro ano do segundo mandato de Covas como governador do Estado, a taxa de homicídios em São Paulo era de 35,27 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. Covas decidiu dar prioridade à área de segurança pública, pois sabia que ela se transformara no ponto fraco dos tucanos. Alckmin deu sequência ao plano ao assumir o governo paulista depois da morte de Covas, em 2001. Doze anos depois da difícil reeleição de Covas, a gestão de José Serra, que deixou o cargo de governador em março deste ano, e de seu sucessor, Alberto Goldman, terminará dia 31 de dezembro com uma marca histórica. Pela primeira vez, São Paulo tem menos de dez homicídios para cada 100 mil habitantes, taxa recomendada pelas organizações internacionais. Conforme balanço oficial da Secretaria da Segurança Pública, no último trimestre, o Estado teve 8,86 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Apesar do resultado, Alckmin, reeleito no mês passado, cogitou trocar o atual comandante da Secretaria da Segurança, o procurador de justiça Antônio Ferreira Pinto, homem forte da gestão Serra, por seu antigo colaborador Saulo de Castro Abreu Filho, que dirigiu a pasta entre 2001 e 2006. Com a mudança, Alckmin recolocaria um antigo aliado no primeiro escalão de seu governo e, ao mesmo tempo, também atenderia a pedidos de deputados tucanos que fazem parte de seu grupo político e se opõem a Ferreira Pinto.
Os partidários de Ferreira Pinto pressionaram Alckmin, que está se sentindo emparedado. Assim que a possibilidade de mudança foi ventilada nos bastidores da equipe de transição do governo Serra-Goldman para o de Alckmin, uma disputa interna foi deflagrada no PSDB paulista. No entorno de Alckmin, a avaliação é que os partidários de Ferreira Pinto – entre os quais se destaca o senador eleito Aloysio Nunes Ferreira – começaram a se mexer para tentar impedir a mudança. Um sinal da movimentação foi a publicação de reportagens em jornais que passaram a vincular a possível saída de Ferreira Pinto à pressão de deputados insatisfeitos com as medidas tomadas por ele para combater a corrupção dentro das polícias Civil e Militar. De fato, Ferreira Pinto empreendeu esforços nesse sentido. Uma de suas medidas foi assumir o controle da Corregedoria da Polícia Civil, o órgão responsável pelas investigações de denúncias de irregularidades cometidas por policiais. Antes, a Corregedoria não era vinculada ao secretário de Segurança e respondia ao comando da Polícia Civil. Atualmente, 800 delegados estão sendo investigados pela Corregedoria. Alguns deles, incomodados com a atuação de Ferreira Pinto, passaram a fazer lobby para tirá-lo do cargo.

FOGO CRUZADO. O ex-secretário Saulo de Castro Abreu Filho  e o atual, Ferreira Pinto, disputam nos bastidores o controle da Segurança Pública em São Paulo: - O vazamento dessas movimentações para a imprensa antes que Alckmin tivesse batido o martelo, porém, irritou o governador eleito. Entre os assessores mais próximos a Alckmin, avalia-se que o objetivo dos partidários de Ferreira Pinto foi tentar emparedar o governador eleito para que a mudança na secretaria não seja feita. “Ele ficou com a faca no pescoço. Se trocar o Ferreira Pinto, vão dizer que ele cedeu aos corruptos”, afirma um dos colaboradores de Alckmin.
Por ora, o lobby pró-Ferreira Pinto parece ter surtido algum efeito. Alckmin decidiu reexaminar a troca na secretaria. O resultado é que Abreu Filho pode vir a ser aproveitado no governo – mas não mais na Secretaria de Segurança, e sim em uma área de infraestrutura. A permanência de Ferreira Pinto como secretário, porém, não está assegurada. Alckmin ainda estuda a possibilidade de substituí-lo pelo deputado estadual Fernando Capez (PSDB), promotor de justiça de carreira, ou por outro nome a ser definido em conversa com aliados.
Apesar dos bons resultados nos últimos anos, a Secretaria de Segurança continua a ser uma das problemáticas do governo paulista por causa da grande repercussão política que os incidentes na área costumam ter, como mostra a disputa atual. Ao cidadão alheio à guerra nos bastidores por nacos de poder, o que interessa é que os resultados continuem a aparecer e os índices de criminalidade a cair.

BRUNO CÉSAR manteve o CORINTHIANS vivo na briga pelo título brasileiro marcando o primeiro gol e participando diretamente do segundo na vitória por 2 a 0 sobre o VASCO, no PACAEMBU. E por pouco ele não participou da partida. Uma contusão no joelho esquerdo sofrida em um choque com JUCILEI, durante o treino de quarta-feira, quase atrapalhou a festa corintiana.
Um golaço de DINEI, numa falha grotesca do zagueiro LEANDRO EUZÉBIO, deu início a uma das partidas que certamente entrarão para a história como das mais surreais do futebol brasileiro. Do chute sem defesa do azarado atacante palmeirense, que nem pôde comemorar direito seu gol, porque a torcida já o xingava por ter “ajudado” o CORINTHIANS, até a virada do FLUMINENSE por 2 a 1, o que se viu na ARENA BARUERI foi algo que mesmo com toda rivalidade entre palmeirenses e corintianos é difícil de acreditar. Em vez de futebol, quem foi a BARUERI saiu com a impressão de ter assistido a uma peça de teatro, protagonizada pelos palmeirenses.
Em uma partida bastante disputada, também não poderia ser diferente, quando uma equipe briga contra o rebaixamento e a outra persiste pelo título até a última rodada, o CRUZEIRO bateu o FLAMENGO de virada por 2 a 1. Mesmo com a derrota, o FLAMENGO escapou da luta contra o rebaixamento à Série B por conta dos tropeços de ATLÉTICO-GO e VITÓRIA. Com a vitória, a RAPOSA precisa vencer o PALMEIRAS e torcer contra FLUMINENSE e CORINTHIANS para chegar ao título.
O nome do jogo era para ser o de NEYMAR. A estrela santista, que descartou tirar férias e fez questão de jogar as últimas partidas do campeonato, havia prometido honrar a camisa alvinegra. E honrou. Foi o melhor em campo pelo SANTOS, mas não chegou ao brilho de CAIO, autor dos três golaços e o herói do AVAÍ, por ter evitado o time da degola. AVAÍ 3 x SANTOS 2.
O SÃO PAULO, que não queria nada no Campeonato Brasileiro, conseguiu um empate sem lá muito esforço, hoje, no SERRA DOURADA. Pior para o ATLÉTICO GOIANIENSE que, com o 1 a 1, decide sua permanência na Série A na última rodada precisando de um ponto no confronto direto com o VITÓRIA, fora de casa. O time paulista, mais uma vez, cumpre tabela contra o ATLÉTICO MINEIRO, no MORUMBI. ROGÉRIO CENI marcou mais um gol e agora é o 19º maior artilheiro do clube – empatado com DODÔ, que se transferiu em 1999 e hoje está na PORTUGUESA. Do outro lado, ELIAS fez sua despedida do DRAGÃO em grande estilo e garantiu o empate. O contrato do meia, inclusive sondado pelo TRICOLOR acaba em 30 de novembro.
Pouco mais de cinco mil torcedores foram ao BRINCO DE OURO, em CAMPINAS, o que parecia um prenúncio de que o GUARANI não se safaria do rebaixamento. O BUGRE brigou e deu susto – BAIANO, por exemplo, carimbou a trave em cobrança de escanteio – mas nada segurou o GRÊMIO que, motivado por vaga na COPA LIBERTADORES, venceu por 3 a 0.
Diante do rebaixado GRÊMIO PRUDENTE, o BOTAFOGO fez 3 a 1 e depende só de si para ficar com a quarta colocação do BRASILEIRO. Atualmente em quinto, o FOGÃO pegará justamente o GRÊMIO, quarto colocado, na última rodada.
Na ARENA DO JACARÉ, empurrado pela maciça torcida, o ATLÉTICO MINEIRO bateu o GOIÁS por 3 a 1 e pôs fim a todas possibilidades de ser rebaixado à Série B. Outros resultados: INTERNACIONAL 1 x VITÓRIA 1; CEARÁ 1 x ATLETICO PARANAENSE 1.

O ano não foi dos melhores para o suíço ROGER FEDERER, mas terminou com uma vitória para lavar a alma, com direito a recorde e espetáculo. Hoje, em LONDRES, o ex-número 1 do mundo conquistou seu quinto título do ATP FINALS – antiga MASTERS CUP – ao derrotar na decisão seu maior rival, o espanhol RAFAEL NADAL. O placar foi de 2 sets a 1. FEDERER também alcançou o recorde de títulos da competição que reúne os oito melhores tenistas do ano, igualando-se a PETE SAMPRAS e IVAN LENDL. E impediu NADAL, atual número 1 da ATP, de levantar a única taça importante que falta à sua coleção. O espanhol já ganhou os quatro GRAND SLAMS, a COPA DAVIS e o ouro olímpico. Apesar da derrota, NADAL vai permanecer em primeiro lugar do ranking ao menos até o fim do ABERTO DA AUSTRÁLIA de 2011.

Morreu a empresária ANITA CARVALHO HAUSHAHN. Amorosa, companheira, perseverante e corajosa são adjetivos que podem ser empregados com relação à ANITA. Nascida na pequena cidade de IMARUÍ, em SANTA CATARINA, no dia 17 de janeiro de 1954, ANITA ou “TIA ANITA”, como carinhosamente os parentes a chamavam, ainda bebê mudou-se com a família para o município de ESTEIO, no RIO GRANDE DO SUL. Lá, empenhou-se desde cedo a ajudar a cobrir as despesas da casa. Aos 12 anos, começou a trabalhar em uma indústria de tecelagem. Depois, já adulta, trabalhou no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Municipal SÃO CAMILO. Nesse setor, em 1975, conheceu o então propagandista de laboratório ROBERTO LUIZ DE ALMEIDA HAUSHAHN, que viria a ser seu colega, marido e sócio para o resto da vida. “Desde o início, nossa relação foi intensa e transparente. E já no ano seguinte, nos casamos”, disse HAUSHAHN. Outra característica marcante de TIA ANITA era a vocação pra empreender. No início de 1980, migrou com o marido para SÃO PAULO para fundar, em 1987, a SONICLEAR, produtora de aparelhos destinados a combater doenças respiratórias. Sua característica disciplina a fez atuar nas áreas de finanças e recursos humanos. “Ela tratava todos com muito carinho, sem distinção, e fazia de tudo para ajudar. ANITA foi a razão do sucesso da SONICLEAR”, conta HAUSHAHN. Morreu em decorrência de complicações respiratórias que a deixaram em coma por dois anos. 

Sete dias após o primeiro ataque da semana de terror no RIO, 2700 homens das Polícias Civil, Militar e Federal e das Forças Armadas entraram hoje no COMPLEXO DO ALEMÃO, na zona norte. Não houve o combate que se esperava. Tampouco foram presos os chefes do tráfico da VILA CRUZEIRO, FABIANO ATANÁZIO, o FB, e do ALEMÃO, LUCIANO MARTINIANO DA SILVA, o PEZÃO. A inteligência da polícia recebeu informações de que FB teria fugido para a Favela da MANGUEIRA ou para MANGUINHOS, ambas dominadas pelo COMANDO VERMELHO (CV). Há informações de que parte dos cerca de 500 traficantes que a polícia estimava estarem no complexo fugiu para a ROCINHA, dominada pela facção AMIGOS DOS AMIGOS (ADA). O Secretário de Segurança Pública, JOSÉ MARIANO BELTRAME, disse que a ROCINHA e VIDIGAL, ambas na zona sul, estão entre os próximos objetivos da polícia. “Quem apostar na derrota, vamos dobrar a aposta. Se chegamos ao ALEMÃO, vamos chegar à ROCINHA e ao VIDIGAL”, afirmou. BELTRAME classificou o ALEMÃO como “coração do mal” e prometeu manter a ocupação da área. BELTRAME minimizou o baixo número de prisões – cerca de duas dezenas. “Há marginais presos, há marginais que fugiram e posso garantir que os que fugiram, sem arma, sem casa, sem território, são muito menos do que eram antes”, disse. Duas prisões foram consideradas estratégicas pela polícia. Uma é SANDRA HELENA FERREIRA MACIEL, a SANDRA SAPATÃO, que era do COMPLEXO DO BOREL – região já dominada por uma UNIDADE DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPP) – e, segundo a polícia, ligada aos traficantes MÁRCIO DOS SANTOS NEPOMUCENO, o MARCINHO VP, e LUÍS FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR. Outra foi a do traficante ELIZEU FELÍCIO DE SOUZA, o ZEU, um dos condenados pelo assassinato do jornalista TIM LOPES. Um traficante e duas pessoas não identificadas morreram. Um morador ficou ferido, sem gravidade Segundo a polícia, 40 toneladas de maconha e 150 quilos de cocaína foram apreendidos, além de 50 fuzis e munição. A invasão foi rápida. Em uma hora e meia de ataque, o domínio da área central do complexo estava consolidado, embora ainda houvesse resistência em pontos de difícil acesso. Em seguida, a polícia iniciou a varredura, de casa em casa – seriam 30 mil no local. O trabalho seguirá nos próximos dias. “Todas as casas serão revistadas. Beco por beco, buraco por buraco”, afirmou o Comandante Geral da PM, MÁRIO SÉRGIO DUARTE. O delegado RONALDO OLIVEIRA, coordenador das delegacias especializadas da Polícia Civil, disse que a operação “deixa claro que é mentira dizer que a polícia entra em favela atirando”. “Policiólogos” de plantão falam besteira”, ironizou OLIVEIRA, o primeiro a hastear uma bandeira do BRASIL na estação do teleférico. Antes da ocupação, chefes do tráfico baixaram uma ordem impedindo que os moradores deixassem a região antes e durante a ocupação. Quem saísse perdia a casa e os móveis. Também ficaria sujeito a julgamento pelos ‘comandantes’ do tráfico. As notícias de violência no RIO chamaram a atenção da imprensa internacional e do PAPA BENTO XVI, que expressou solidariedade às famílias das vítimas da violência em mensagem enviada ao arcebispo do RIO, dom ORANI TEMPESTA. A aprovação da ação entre a opinião pública predominou, mas moradores do ALEMÃO esperam mais que policiais a postos em sua comunidade. O governador do RIO, SÉRGIO CABRAL FILHO, indicou que as Forças Armadas devem continuar a apoiar as operações de recuperação de áreas dominadas pelo tráfico. “As nossas Polícias, Civil e Militar, continuarão trabalhando articuladas com as Forças Armadas e a Polícia Federal para que possamos reconquistar mais territórios.” Pouco mais de três horas após o início da operação militar no COMPLEXO DO ALEMÃO, o Comandante Geral da PM, MÁRIO SÉRGIO DUARTE, e o GENERAL FERNANDO SARDENBERG, Comandante da BRIGADA DE INFANTARIA PARAQUEDISTA do Exército, encontraram-se na localidade do AREAL. Ponto central da comunidade, o local tem aspecto simbólico. Era uma espécie de quartel-general do tráfico no ALEMÃO e considerado inexpugnável até o início da operação. Juntos, começaram uma longa caminhada ao outro extremo do Complexo, a FAVELA DA FAZENDINHA. “Recuperamos um território para a comunidade”, disse DUARTE. “Fizemos um bom combate”, afirmou SARDENBERG. A postura dos comandantes refletiu em todos os policiais e militares, como se a tomada do COMPLEXO DO ALEMÃO representasse uma questão de honra. Sob o sol forte da manhã do RIO, assim que receberam as ordens, os integrantes das forças de segurança destacados para a missão começaram a entrar pela Rua JOAQUIM DE QUEIRÓS, na FAVELA DA GROTA, uma das principais do complexo. Tiros foram trocados no início, o que fez as tropas pararem enquanto esperavam a chegada de reforços e blindados. Do outro lado, na FAZENDINHA, os tanques e veículos militares mantinham a posição, enquanto homens de grupos táticos e operacionais da PM, das Polícias Civil e Federal e do Exército se concentravam no local. A expectativa era de que parte dos traficantes usasse o local como rota de fuga. De repente, cerca de 30 homens do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) entraram pela Rua CANITAR, com o grito de guerra da unidade: “CAVEIRA”. Com fuzis em punho, eles seguiram pela comunidade.  

Cerca de 150 pessoas acompanharam, hoje à tarde, o enterro da jornalista LUCIANA BARRETO MONTANHANA, de 29 anos, no Cemitério do MORUMBI, na zona sul de SÃO PAULO. O corpo da jovem havia sido encontrado pela polícia no dia anterior. LUCIANA foi morta pelo CABO PM RODRIGO DOMINGUES MEDINA, de 34 anos, pertencente ao Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), tropa de elite da Polícia Militar. O policial vai para o Presídio Militar “ROMÃO GOMES” quando sair do Hospital Militar. Ele confessou que seqüestrou a jornalista quando ela saía do SHOPPING ELDODRADO, na zona oeste, e a estrangulou. As investigações das polícias Civil e Militar apontam que o cabo do GATE e a jornalista freqüentavam a mesma casa noturna, na zona sul da capital, e possivelmente se conheciam. A Corregedoria da PM já ouviu pelo menos dez policiais que são amigos de MEDINA e que trabalham na Cavalaria da PM e nas Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA) para levantar mais indícios de que os dois tinham relacionamento.

Morreu a arquiteta ELIZABETH MARIA BLUMBERG, aos 77 anos. Formada pela USP, foi funcionária da Secretaria de Obras do Estado por quase toda a carreira. Viajava muito pelo interior paulista a trabalho. Criava projetos principalmente de escolas. Mesmo depois de aposentada, continuou trabalhando em casa, para clientes particulares. Como era solteira, sua grande companhia era a mãe. Moravam juntas e viajavam sempre para o GUARUJÁ, onde ELIZABETH tinha um apartamento. Iam nos fins de semana e feriados. A parceria acabou quando a mãe morreu. Apesar de ela já ter 97 anos, como era muito amigas, foi um baque.

Faleceu o cirurgião dentista OSMAR BARONE, aos 80 anos. Tinha uma clientela antiga. Em 54 anos de consultório, 30 só na Avenida PACAEMBU, manteve seus pacientes por décadas. Atendia, às vezes, várias gerações de uma mesma família. Dançarino, ele animava as festas ao lado da mulher, sua parceira de pista. Arriscava todos os ritmos, menos o tango. Mas seus momentos de grande emoção foram quando valsou, em duas ocasiões, com sua neta mais velha. Primeiro no baile de debutante e depois na festa da formatura da faculdade, ela já com 22 anos. Gostava ainda de nadar. Sócio do CLUBE ESPERIA por 46 anos, freqüentou até junho a piscina para praticar o esporte, três vezes por semana.

Morreu, aos 86 anos, o empresário GIUVANINO COBUCCI. Sempre no dia 28 de outubro, o empresário do ramo gráfico GIUVANINO saia de sua casa, no bairro de HIGIENÓPOLIS, para visitar a igreja de SÃO JUDAS TADEU, localizada no JABAQUARA. Era o dia do santo do qual COBUCCI era devoto. Adorava cavalos e chegou a ser proprietário de alguns animais. Ia ao Jóckey Club de SÃO PAULO para ver as corridas. Chegava até a apostar, mas nunca conseguiu ganhar dinheiro no turfe. Vaidoso, sempre se cuidou. Lia diversas revistas de saúde para ficar atualizado no assunto. Ultimamente, jogava tranca com amigos no Clube Atlético Paulistano.

Um incêndio consumiu hoje telhado da histórica estação de trem HAYDARPASA, em ISTAMBUL, na TURQUIA. O fogo começou durante os trabalhos de restauração no local, segundo as autoridades. As chamas danificaram a maior parte do telhado, do começo do século XX, e o quarto andar do prédio. “O fogo foi controlado, felizmente não houve vítimas”, disse o governador de ISTAMBUL, HUSEYIN AVNI MUTLU. HAYDARPASA foi construída em 1908, no lado de ISTAMBUL localizado no continente asiático, dividindo em duas partes pelo ESTREITO DE BÓSFORO, como parte da ambição do IMPÉRIO ALEMÃO de construir uma ferrovia entre BERLIM e BAGDÁ para ganhar controle e influência sobre a região.       

LESLIE NIELSEN estava internado havia cerca de duas semanas em um hospital na FLÓRIDA. Na noite desde domingo ele morreu de complicações causadas por uma pneumonia. Tinha 84 anos. Em todo o mundo, a morte repercutiu imediatamente na Internet. No BRASIL, o humorista BRUNO MAZZEO publicou em seu twitter: “Poxa, morreu o LESLIE NIELSEN, uma das figuras que mais me divertiram no cinema. Viva o TENENTE FRANK DREBIN!”, numa referência ao personagem de NIELSEN na série CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ. Nasceu em REGINA, SASKATCHEWAN, CANADÁ, filho de um canadense de origem dinamarquesa e de uma galesa. O curioso é que, durante muito tempo, tentou fazer carreira como ator dramático. Desta maneira, apareceu em filmes cultuados como O PLANETA PROIBIDO, de FRED M. WILCOX, nos anos 1950, e O DESTINO DO POSEIDON, de RONALD NEAME, no começo dos anos 1970. Pouquíssima gente deve se lembrar disso. NIELSEN era daqueles coadjuvantes opacos, que não chamavam atenção. A guinada ocorreu no começo dos anos 1980, quando foi convidado para fazer o médico maluco de APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU, do trio JIM ABRAHAMS e DAVID e JERRY ZUCKER. Nascia ali mais do que simplesmente uma franquia. Além de ser uma gozação aos filmes da série AEROPORTO, APERTEM OS CINTOS inaugurou um formato, o besteirol, em que o filme não conta propriamente uma história, mas vira uma sucessão de piadas parodiando obras de sucesso (de diversos gêneros e até estilos). No mesmo formato, NIELSEN fez o TENENTE FRANK DREBIN de CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ, assinado por apenas um dos diretores de APERTEM OS CINTOS, DAVID ZUCKER. Nos anos e décadas seguintes, o ator continuou investindo nessa nova carreira que o humor lhe descortinou. Virou uma celebridade. DRÁCULA, MORTO,  MAS FELIZ, de MEL BROOKS; e até MR. MAGOO, de STANLEY TONG, contam-se entre os seus êxitos. O que havia nele de mais notável era uma característica herdada de BUSTER KEATON, que passou à história como o homem que nunca ria. O tipo de personagem interpretado por LESLIE NIELSEN era o aparvalhado que nunca tinha consciência das confusões que provocava. Ele era capaz de derrubar o mundo, mas olhava para a câmera com seriedade, até candura, como se nada estivesse ocorrendo. O público de todas as idades o adorava. Neste domingo, informaram amigos e familiares, ele simplesmente adormeceu e morreu.  

A editora ARCHIE COMICS informou que JOHN D´AGOSTINO, criador de personagens  de tiras como ARCHIE, TOROMBOLO, O INCRÍVEL HULK e G.I JOE, morreu neste domingo. O desenhista tinha 81 anos e morreu em ANSONIA, CONNECTICUT, em decorrência de um câncer nos ossos. Ele nasceu na ITÁLIA e emigrou para os ESTADOS UNIDOS. O seu primeiro trabalho foi como desenhista principal da editora TIMELY COMICS, que depois se transformou na gigante MARVEL.

O príncipe WILLIAM garantiu que não será o próximo rei da GRÃ-BRETANHA. Pelo menos antes de seu pai ser. Foi o que informou o jornal inglês THE SUNDAY TELEGRAPH, com base em informações ligadas ao primogênito do príncipe CHARLES e LADY DI, em meio aos rumores de que ele sucederá a rainha ELIZABETH II. O príncipe “não tem intenção de ser coroado”, disseram ao jornal fontes ligadas ao príncipe WILLIAM, cuja popularidade subiu com o anúncio do casamento com KATE MIDDLETOON, em abril de 2011. Pesquisas coincidiram em que a maioria dos britânicos considera WILLIAM melhor rei do que seu pai. Mais: que ele deveria ceder vez ao filho no dia da morte da rainha ELIZABETH II, de 84 anos.

Mais um escândalo para a coleção do desgastado premiê SÍLVIO BERLUSCONI. Hoje, a garota de programa NADIA MACRI afirmou que o líder italiano a convidou, pessoalmente, a uma festa em sua casa de campo, onde havia muitas jovens estrangeiras. O advogado de BERLUSCONI nega a informação e diz que ela foi desmentida. A mulher afirmou à emissora ter sido apresentada ao primeiro-ministro por um empresário de TV. Depois, BERLUSCONI a teria convidado, por telefone, a participar das baladas em sua mansão da SARDENHA, em 2009, e em sua casa de MILÃO, em 2010. durante o telefonema, NADIA afirma que o premiê teria se identificado como “o sol e o sonho dos italianos”. Em novembro, os principais jornais italianos publicaram declarações de garotas de programa afirmando terem sido pagas para manter relações sexuais com os convidados às festas nas casas do premiê. NADIA afirma que o preço pelo programa chegou ao equivalente a 25 mil reais.

2 011       :     -      SEGUNDA-FEIRA
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica hoje ‘NOS PORÕES DA ROTA”. Batalhão TOBIAS DE AGUIAR abre as suas portas para o público conhecer mistérios do prédio e a passagem secreta subterrânea. O mistério de mais de 100 anos que envolve o túnel subterrâneo secreto construído no Batalhão da ROTA, na Avenida TIRADENTES, finalmente começa a ser desvendado. O local, que nesses anos todos tem armazenado muitas histórias reais e lendas, foi transformado em museu e está aberto à visitação do público. A idéia foi do soldado JOAQUIM GONÇALVES ROCHA, que está na ROTA desde 1992. “Em 2004, quando um incêndio destruiu uma ala do batalhão, o espaço ficou apertado e muitas coisas foram guardadas em uma sala no túnel. Como havia umidade, o ROCHA passou a cuidar todos os dias do local, colocou quadros, brasões e, aos poucos, a história do batalhão ficou nas paredes”, diz o ex-comandante, CORONEL PM PAULO ADRIANO TELHADA. Ao todo, o túnel tem cerca de 300 metros e liga o prédio da ROTA aos demais batalhões da PM, no quadrilátero onde hoje funciona a Estação TIRADENTES do METRÔ e o complexo penitenciário. Porém, apenas 90 metros estão abertos até agora. O chão é de terra batida e as paredes de tijolos. A única coisa não original é a iluminação, porque os visitantes não conseguiam enxergar. Dizem que dois morcegos circulam sempre por lá. Segundo TELHADA, o prédio, projetado por RAMOS DE AZEVEDO, em 1888, seguiu o padrão das fortalezas européias da época, porém é o único com túnel. “O objetivo era utilizar o espaço secreto para abastecer a tropa no caso de o prédio ser cercado por inimigos e também servir de rota de fuga. Recentemente também era usado para treinamento de policiais”, explica. Por causa de duas salas com grades na entrada do túnel, comenta-se que, durante a ditadura, presos políticos teriam sido levados para o porão e torturados. “Isso é lenda, até porque, na época, as pessoas ficavam no prédio do antigo DOPS, na Rua MAUÁ (LUZ)”, rebate o coronel. Segundo ele, muita gente também fala que o batalhão tem masmorra. “Mas nunca vi nada”, diz TELHADA, que na próxima quinta-feira lança o livro “QUARTEL DA LUZ-MANSÃO DA ROTA”, no qual conta, em 700 páginas, as histórias dos 120 anos do batalhão. No prédio centenário da ROTA há também muitas histórias de fantasmas. “Tem cara que ouve barulho, outros que à noite não sobem as escadas da parte administrativa e há até quem alega ter visto coisas”, comenta. Segundo ele, certa vez uma soldado foi trabalhar na ROTA como secretária e ficou tão apavorada que chegou a sonhar que um vento forte arrastou para a rua o estandarte do comando. “No dia seguinte ela entrou na sala nervosa, com olhos estatelados, e implorou para ser transferida”, diverte-se. Para o coronel, a lenda surgiu em razão do alto número de PMs que morreram no batalhão durante epidemia de varíola, no século 19. “Não há motivo para ter medo porque eles também são militares e, se estão lá, e para proteger colegas”, diz. Segundo o soldado ROCHA, entre 30 a 40 pessoas, civis e militares, visitam o túnel toda semana. Os visitantes chegam de todo país, afirma. “Até o governador GERALDO ALCKMIN já foi conhecer”, diz. O atual comandante, TENENTE-CORONEL PM SALVADOR MODESTO MADIA, quer manter o túnel e o quartel de portas abertas para o público Os agendamentos para visita podem ser feitos pelo telefone 3315 0199, ramal 1251.       

Às 19:30 horas de hoje, no Espaço Cultural será lançada a versão em português do livro VAMPYROTEUTHIS INFERNALIS, do filósofo VILÉM FLUSSER. O evento terá performances artísticas e mesa-redonda sobre a obra do filósofo. “O livro já foi publicado em alemão e em inglês. Estamos lançando em português, num texto escrito pelo próprio FLUSSER, que costumava redigir cada obra em quatro línguas diferentes: alemão, português, francês e inglês”, conta o editor JOSÉ ROBERTO BARRETO LINS, da Editora ANNABLUME. FLUSSER nasceu em 1920, em PRAGA, na antiga CHECOSLOVÁQUIA. Judeu, fugiu dos nazistas em 1939. Morou um ano em LONDRES e, em 1940, chegou a SÃO PAULO. Aqui, tornou-se membro do Instituto Brasileiro de Filosofia e lecionou na USP, na FAAP e no ITA. Sua casa, nos JARDINS, tinha uma varanda que se tornou ponto de encontro de intelectuais. FLUSSER voltou à EUROPA em 1972. Ele morreu em 1991, em PRAGA. Seu filho mora em SÃO PAULO até hoje.

Novo imortal: radialista do Estado e autor do livro SÃO PAULO DE TODOS OS TEMPOS, publicado em dois volumes, o jornalista GERALDO NUNES é o novo integrante da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA. Ele ocupará a cadeira de número 26. A solenidade de posse está marcada para o dia 7 de dezembro. Em mais de 30 anos de profissão, GERALDO NUNES atuou em diversas emissoras paulistanas. Por 21 anos, foi repórter aéreo – calcula ter passado um total de 10 mil horas sobrevoando a cidade. “Foi esse trabalho que me despertou o interesse pela história de SÃO PAULO”, conta.
NOVAS CORES NA 23 DE MAIO: O grafiteiro BINHO RIBEIRO fez nova pintura em um dos muros da Avenida 23 de Maio. A iniciativa foi bancada por uma empresa ligada à FÓRMULA 1, por ocasião do GP BRASIL.

Na tarde desta segunda-feira vou ao Centro Médico da PMESP e passo pelo médico 1º TENENTE PM VINÍCIUS ALVES THOMAZ FERNANDES. Ele verifica os resultados de exames de sangue que fiz em 26 de setembro, dia da última consulta com o nefrologista. Há alterações em: uréia (56), ácido úrico (8,5), creatinina (1,7). Diz o médico que para quem sofre de pressão alta e toma remédio regularmente tem esses índices alterados. Não me receita remédio e pede para continuar com o tratamento somente em março de 2012.
Chego tarde à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI conseguiu acertar os diplomas das medalhas que serão entregues amanhã no 3º aniversário do 47º BPMM, na Associação dos Oficiais da PMESP.
Quase às 19 horas, o nosso Diretor da Juventude, Dr. RODRIGO VAROTTI PEREIRA vem me buscar para me levar a um prédio do Grande Oriente Paulista, na Rua BARÂO DE TATUÍ. Ali nos encontramos com outros maçons que se propuseram a criar o NÚCLEO MAÇÔNICO MMDC. Em Assembléia Geral á aprovado o Estatuto desse núcleo, bem como o logotipo que identificará o núcleo. Estão conosco: DARROVERE BRAGAROLLI, Grande Secretário de Administração do Grande Oriente Paulista; ANDRÉ LUIZ LOGELLO DE LIMA, 2º Secretário da Assembléia Geral, autor do logotipo; JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS, Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente Paulista; PAULO CESAR DIAS CARNEIRO, Grande Secretário de Assuntos da ORDEM DE MOLAY, LOWTONS e Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista; ROGÉRIO, que é nosso antigo conhecido (era tesoureiro do Núcleo de GUARULHOS, na época da gestão da JANAÍNA EXPOSITO PINTO e CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI). Ele reside em GUARULHOS e me traz para casa após o encerramento da Assembléia Geral que aprovou a criação do Núcleo Maçônico. O Doutor RODRIGO VAROTTI PEREIRA foi eleito Presidente da Diretoria Executiva e ANDRÉ LUIZ LOGELLO DE LIMA será o Presidente do Conselho Deliberativo. 

Nesta segunda-feira o secretário da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, homenageou RONALDO JOÃO ROTH, juiz de Direito da 1ª Auditoria do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, com a maior honraria concedida pela Casa Militar, a “MEDALHA JUBILEU DE BRILHANTE”. O secretário foi recepcionado pelos juizes do Tribunal de Justiça Militar: vice-presidente, PAULO PRAZAK; corregedor-geral, juiz CORONEL PM ORLANDO GERALDI; juiz CORONEL PM FERNANDO PEREIRA; juiz CORONEL PM AVIVALDI; PAULO ADIB CASSEB; LAURO RIBEIRO ESCOBAR e DALTON ABRANCHES SAFI. Na ocasião, o CORONEL PM GERVÁSIO se fez acompanhar do seu chefe de gabinete, TENENTE-CORONEL PM MAURO JOSÉ FERNANDES TAVARES e do diretor de convênios da Defesa Civil, CAPITÃO PM CÍCERO ROBSON COIMBRA NEVES, que entregaram bottons da Defesa Civil a alguns dos presentes com o significado de estabelecimento de relação de voluntariado nas ações de defesa civil. 

Um dia após se reunirem com o governador GERALDO ALCKMIN, os quatro pré-candidatos tucanos à Prefeitura de SÃO PAULO fizeram hoje o primeiro dos quatro debates programados pela sigla ensaiando as primeiras críticas à gestão GILBERTO KASSAB, ainda sem citar o nome do prefeito. Participaram do evento, os secretários estaduais ANDREA MATARAZZO (CULTURA), BRUNO COVAS (MEIO AMBIENTE) e JOSÉ ANIBAL (ENERGIA) e o deputado RICARDO TRIPOLI. Todos saíram em defesa das prévias. Primeiro tucano a falar no debate, ANÍBAL criticou a “lerdeza” para atender às demandas da população e a transformação das subprefeituras no que classificou de meras “zeladorias”. “É impossível administrar SÃO PAULO como se fosse o ANHANGABAÚ.” MATARAZZO assumiu em seguida o microfone. Ex-secretário de Subprefeituras das gestões JOSÉ SERRA e KASSAB, adotou um tom crítico em seu discurso. Ao defender melhorias no trânsito, MATARAZZO também pregou a tese de que a Prefeitura deve “enfrentar” as empresas de ônibus para dar mais qualidade ao transporte público – o setor é considerado um dos calcanhares de Aquiles da gestão KASSAB. O tucano ainda disse que a Lei Cidade Limpa precisa voltar a ser aplicada com mais rigor e os bingos devem ser combatidos – frase pela qual ganhou aplausos dos apoiadores. As críticas a KASSAB ganharam ainda mais intensidade com BRUNO COVAS, autor do discurso mais duro da noite. Além de atacar a falta de opções de lazer e o déficit de creches na periferia – queixas entregues em documento por militantes do PSDB na zona norte – provocou quem torce contra uma candidatura tucana, referência indireta aos apoiadores da aliança com o PSD. Último a discursar, TRIPOLI apontou problemas da cidade, mas foi quem atacou mais diretamente o candidato do PT, o ministro FERNANDO HADDAD (EDUCAÇÃO), que recentemente errou o nome do ITAIM PAULISTA, bairro da periferia da zona leste.

Enquanto o PSDB está numa encruzilhada para definir as alianças na sucessão paulistana, o ex-governador JOSÉ SERRA continua a se dedicar apenas aos debates nacionais, cada vez mais longe do projeto – ainda não totalmente descartado pelo partido – de concorrer à Prefeitura de SÃO PAULO. Em palestra hoje na Federação das Indústrias do Estado de SÃO PAULO (FIESP), SERRA fez duras críticas à condução da escolha pelo governo da presidente DILMA ROUSSEFF e de seu antecessor, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ambos do PT.   

Poucos conheciam seu nome verdadeiro, JELTRO PEREIRA BARBOSA, mas quando mencionavam o seu apelido, DEL PORÃ, todos se lembravam do radialista. Ele trabalhava em uma rádio no município paulista de IACANGA, localizado a 372 km da capital, na região de BAURU. Todos os dias, às 5 da manhã, ele pilotava um programa sertanejo. Hoje pela manhã, enquanto estava no ar, DEL PORÃ parou de falar de repente. Um colega de trabalho, que escutava o programa de casa, foi até a rádio e encontrou o locutor caído na mesa do estúdio. Suspeita-se que ele sofreu um infarto, pois tinha problema cardíaco. DEL PORÃ estava com 68 anos. Nasceu em 1943.

Posições políticas dos países sobre a continuação do PROTOCOLO DE KYOTO, primeiro tratado para reduzir emissões de gases-estufa, e o que virá depois dele dominaram o primeiro dia da 17ª Conferência do Clima da ONU, a COF-17, em DURBAN. Representantes de 192 países estão na cidade sul-africana em busca de consenso. Com a tarefa deficílima pela frente, a chefe de clima da ONU, a costa-riquenha CHRISTIANA FIGUERES, escolheu uma frase de NELSON MANDELA para inspirar os negociadores: “Sempre parece impossível, até que seja feito”. O que está em jogo é decidir se haverá um segundo período de compromisso dentro de KYOTO (o primeiro termina em dezembro de 2012) e se os países em desenvolvimento e os ESTADOS UNIDOS aceitarão iniciar o processo de um acordo com valor jurídico para o após-2020. Se não houver decisão sobre KYOTO, teremos um vazio nas obrigações de cortar as emissões dos gases que causam o aquecimento global. 

Uma investigação da ONU liderada pelo brasileiro PAULO SÉRGIO PINHEIRO concluiu que o governo de BASHAR ASSAD na SÍRIA cometeu “crimes contra a humanidade” ao reprimir manifestantes desarmados, com tortura e assassinatos em estádios, escolas e hospitais. Em uma mobilização para isolar ainda mais ASSAD e minar a posição de CHINA e RÚSSIA, americanos e a UNIÃO EUROPÉIA querem agora a condenação do regime e que ASSAD seja julgado pelos crimes revelados hoje. Segundo PINHEIRO, não resta dúvida de que torturas, violações sexuais, mortes e desaparecimentos de milhares de pessoas, inclusive de crianças, foram ordenados pelo alto escalão do governo sírio. Mais de quatro mil pessoas foram mortas desde o início do levante, em fevereiro. A investigação da ONU mostra ainda que é crescente a deserção de militares no país.

Egípcias votam na primeira eleição do país desde a queda do ditador HOSNI MUBARAK, há nove meses; embora o voto não fosse obrigatório, em muitos casos houve  espera de horas para votar. A disputa por vagas na Assembléia Popular (câmara dos deputados), que nomeará os integrantes de uma constituinte, está polarizada entre muçulmanos e seculares.         

SVETLANA STALINA – a única filha e última descendente de JOSEF STALIN, morreu no dia 22 de novembro de câncer, em WISCONSIN, aos 85 anos. Após a morte do líder soviético, em 1953, ela assumiu o sobrenome da mãe: ALLILUYEVA. Em 1970, após sua fuga da URSS e o casamento com um americano, ela se tornou LANA PETERS.

Duas semanas após uma poderosa explosão destruir parcialmente um dos centros do programa de mísseis balísticos do IRÃ, um forte estrondo foi registrado hoje em uma das cidades que abrigam o programa nuclear iraniano, ISFAHAN. Primeiro, a imprensa estatal iraniana noticiou que se tratava de uma explosão. Em seguida, retirou as informações e autoridades passaram a negar o incidente. O barulho foi ouvido em várias partes de ISFAHAN e, assustados, moradores teriam ligado ao corpo de bombeiros, obrigando autoridades locais a admitir a ocorrência da explosão.

2 012   :      -    QUARTA-FEIRA
LUCINDA diz que a operação sofrida pela SORAYA (vesícula) transcorreu bem e ela já se encontra em casa. Tenho uma manhã trabalhosa quanto aos compromissos que enfrentarei ainda nesta semana. Dia 29, amanhã, estaremos presentes ao 26º Congresso Brasileiro de Numismática, evento organizado pela Sociedade Numismática Brasileira. Um medalhão comemorativo dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista será lançado neste evento. Também amanhã pretendemos comparecer à missa de sétimo dia pela alma de HERNÂNI DONATO, que nos deixou em 22 de novembro. No domingo, dia 2 de dezembro, faremos uma viagem até SOROCABA a fim de galardoar o Professor ADILSON CÉSAR (um dos mentores do colar), PAULO ANTÔNIO SPINOSA e ALBERTO JABUR (que contribuíram para a criação do colar) com a honraria última da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Problemas de diabetes atrapalham um pouco a nossa costumeira rotina. Mas procuramos superar tudo isso e viajamos para São Paulo por volta das 11:30 horas. MARINEI conseguiu encaminhar todos os ofícios de Outorga do COLAR DA VITÓRIA para os trinta e dois associados selecionados. Diz ela que ontem estiveram presentes para a reunião do Conselho Deliberativo: Professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, Doutor PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, SALLES e CARRARO. Ela apenas fala da presença desses conselheiros, mas não tem conhecimento do desenrolar da reunião. Vamos atender uma série de telefonemas nesta tarde, todos relacionados com os próximos eventos que iremos participar. Um deles é do JOSÉ D´AMICO, sempre criativo e que pesquisou muito para a feitura da História Contemporânea da Câmara Municipal de São Paulo. O primeiro capítulo (o livro está dividido em sete capítulos), que compreende a primeira legislatura pós Estado Novo, vai ser lançado no dia 5 de dezembro, junto com uma exposição de fotos da época. Esse livro foi organizado pelo jornalista e pesquisador LUIZ CASADEI e com o apoio da professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC), CARLA REIS LONGHI. Além do JOSÉ D´AMICO também colaboraram para o livro o procurador CAIO MARCELO e o historiador UBIRAJARA PRESTES. Ele me convida para esse lançamento. JOSÉ D´AMICO lembra da outorga da medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, em 20 de outubro, para o HOSANÁ e CRISTINA, pessoas que foram indicadas por ele.
AMADO RÚBIO chega por volta das 15:30 horas e logo mais vem nos visitar o VALDIR PERVELHO. Este, pede para tirar fotos da galeria dos presidentes a fim de colocar em seu site. VALDIR PERVELHO foi nosso associado, mas teve de ser eliminado do quadro associativo por inadimplência. Quer participar dos eventos da Sociedade, mas não quer ser associado. Isso dificulta um pouco a nossa conversa.
Saio depois das 17 horas da Sociedade e o resultado é ter de entrar na segunda fila dos ônibus para GUARULHOS, a fim de não viajar de pé. Basta sair mais tarde do MMDC para ter esse problema.               
Sr Coronel, boa tarde, venho verificar com V.Sª quais são os procedimentos que tenho que adotar para a indicação à medalha da Constituição ao nosso veterano Emilio Rodrigues., os dados que devo enviar, e para quem. Esclareço que conforme orientação do prof Biajone, contatei a metalúrgica Paneilli para verificar o orçamento da medalha, e no caso em questão estou aguardando retorno do Sr Ricardo. Quanto a indicações de medalhas de nossa sociedade, conforme orientação de V.Sª estou em contato com os Oficiais de Andradina e Araçatuba para indicação e envio dos currículos. Assim que os tiver em mãos encaminharei para análise e deliberação,. Também quanto a isso já estou verificando o orçamento das medalhas junto à Panelli.
Abraços
CARO ROVINA
Segundo consta a PANELLI está fechada.
A MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO é da Assembléia Legislativa e o melhor caminho é o nosso deputado MAJOR PM OLÍMPIO Entre em contato com ele ou encaminhe o currículo do veteraníssimo diretamente a ele.
Estou pensando em entregar ao EMÍLIO a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Quando você vier a SÃO PAULO (7 de dezembro) conversaremos a respeito.
Não se esqueça que precisamos de 30 dias para o recebimento dos currículos e da relação das indicações para a outorga da Medalha..
Qualquer dúvida quanto a adquirir as medalhas, se você não conseguir nada com a PANELLI, ligue para nossa funcionária MARINEI que ela poderá auxiliar. ROVINA, não se pode fugir à regra dos 30 dias para podermos agilizar tudo aqui em São Paulo. Por exemplo: se os currículos e a relação dos indicados chegar à sede da Sociedade no dia 30 de novembro, a solenidade somente poderá ser marcada em 30 de dezembro.
Brasília – Reconhecido pela corte máxima do país como o delator do escândalo do “mensalão”, o ex-deputado Roberto Jefferson, hoje presidente licenciado do PTB, foi beneficiado com a redução de um terço de sua pena e cumprirá sete anos e 14 dias em regime semiaberto. “É inegável que a presente ação jamais teria sido instaurada sem as declarações de Roberto Jefferson”, defendeu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da ação penal, Joaquim Barbosa, conquistando o apoio da maioria dos ministros. Segundo o relator, a maior contribuição de Jefferson ao processo foi trazer a público o nome do principal operador do esquema, o publicitário Marcos Valério, figura até então desconhecida. “Ao anunciar o nome do distribuidor de dinheiro, também trouxe à luz um personagem importantíssimo em toda a trama, o do tesoureiro do PT, Delúbio Soares”, afirmou. Barbosa justificou também a contribuição do réu lembrando que ele nomeou os parlamentares que negociaram a venda de apoio político com o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e com o ex-presidente do PT, José Genoino. O relator reconheceu, entretanto, que Jefferson não manteve a contribuição em todas as fases do processo e não aceitou o instituto da delação premiada. “É verdade, porém, que o acusado somente colaborou no momento inicial das investigações, quando se viu compelido a agir, quando um correlegionário seu foi flagrado em vídeo pedindo propina”, esclareceu. Ainda assim, defendeu que ele merecia o benefício da redução de pena. O ministro revisor, Ricardo Lewandowski, manifestou entendimento oposto. Para ele, para que o réu se torne colaborador, a confissão deve ser feita de forma espontânea, frente a autoridades competentes, em ato solene. “O réu não confessou receber qualquer vantagem indevida. Ao contrário, disse que dinheiro seria repassada ao partido para compromissos eleitorais. Além disso, Jefferson se manteve reticente”, afirmou, citando trechos do depoimento do réu em juízo, no qual ele se negou a colaborar com a Justiça. “Tanto perante a polícia quanto perante o magistrado, ele negou tudo”, acrescentou. Lewandowski citou também o já clássico texto postado no blog do réu, em que ele se revolta contra a alcunha de delator: “Não vendi o meu partido ao PT nem me apropriei para fins pessoais de nem um centavo sequer do dinheiro que a mim chegou para financiar campanhas eleitorais. Muito menos sou delator, alcunha com que tentam à força me marcar. Não sou vítima de ninguém, a não ser de mim mesmo. Nada a reclamar. ‘Dura lex, sed lex’ (‘a lei [é] dura, porém [é] a lei’)”. E questionou o plenário: “se ele mesmo recusou em juízo a delação premiada, vai se impor a ele essa delação premiada?”. Inviolabilidade dos votos de parlamentares: O advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, se disse “inconformado” com a pena aplicada ao cliente e anunciou que recorrerá da decisão. “Ainda tem muito jogo pela frente”, afirmou à imprensa. O advogado alega que a corte não enfrentou a tese da inviolabilidade dos votos de parlamentares, apresentada por ele em suas alegações finais. “A Constituição diz claramente que um parlamentar é inviolável civil e criminalmente por seus votos. Então, um deputado não pode ser processado por seu voto”, argumentou.

RIO DE JANEIRO – A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta quarta-feira (28), o bloqueio dos bens de Marcos Paulo. A juíza Maria Cristina Brito da Cunha, da 1ª Vara da Família, na Barra da Tijuca, decretou o veredicto. No momento, ela atende o processo movido pela filha do diretor com Renata Sorrah, Mariana Sochaczewski Simões Tristão, e por Flávia Alessandra, que representa sua filha, Giulia, fruto de seu casamento com o ator. A juíza ainda decretou a interdição do apartamento de Marcos Paulo e permitiu a troca da fechadura. “Defiro a interdição do imóvel, devendo ser trocadas as chaves das portas, ficando facultado apenas às três filhas o ingresso no imóvel para sua manutenção.” Além disto, as contas do artista, tanto física quanto jurídica, também foram bloqueadas pela Justiça. Marcos Paulo morreu no dia 11 de novembro, aos 61 anos, vítima de uma embolia pulmonar.
Um batalhão de seis oficiais de Justiça e 90 funcionários da Prefeitura de São Paulo realizou hoje a reintegração de posse do terreno de 60 mil metros quadrados onde o CLUBE DE REGATAS TIETÊ funcionou por mais de 105 anos, no BOM RETIRO, na região central. A retomada da área por conta de dívidas trabalhistas, tributárias e judiciais de aproximadamente 30 milhões de reais significou o desemprego para os cerca de 50 funcionários que ainda trabalhavam no local. Segundo CAIO MARCELO DIAS, advogado do clube, há algo em torno de 400 ações trabalhistas contra a agremiação. Hoje, os móveis e equipamentos do TIETÊ foram retirados e colocados no ginásio de vôlei por tempo indeterminado. De acordo com LAURO DE MELO CARVALHO, presidente do clube, esse material será vendido e o dinheiro arrecadado será repartido entre os funcionários. “Todos foram demitidos e terão seus direitos trabalhistas assegurados”, diz CARVALHO. Só não se sabe ainda quando isso vai acontecer. O clube tem uma sede campestre que vai a leilão judicial com preço estipulado em 40 milhões de reais e espera arrecadar 2,3 milhões com ações judiciais. Enquanto isso, fica a incerteza. “Gostava muito de trabalhar aqui. Agora, é correr atrás de emprego e buscar nossos direitos na Justiça”, lamenta ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS, de 35 anos, encarregado da tesouraria. SANTOS estava há 12 anos no CLUBE DE REGATAS TIETÊ.
Um empate sem gols já servia, mas o SÃO PAULO poderia ter presenteado sua torcida hoje com uma goleada histórica sobre a UNIVERSIDAD CATÓLICA, no MORUMBI. Apesar de ter finalizado 26 vezes, o placar final ficou mesmo no 0 a 0, o que garantiu o TRICOLOR na final da COPA SUL-AMERICANA. Na decisão, o time brasileiro vai enfrentar o vencedor de MILIONÁRIOS e TIGRE, que se enfrentam amanhã.
A 31 dias do fim do mandato, o prefeito GILBERTO KASSAB trocou um de seus secretários mais polêmicos, na gestão desde 2005: ORLANDO DE ALMEIDA FILHO, secretário especial de Controle Urbano. Exonerado a pedido, ele será substituído pelo ex-comandante geral da PMESP ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES. Considerado um dos homens de confiança do prefeito, ALMEIDA ocupou cargos de alto escalão na Prefeitura desde o início da gestão JOSÉ SERRA (PSDB). Em 2005, foi nomeado secretário da Habitação por indicação do próprio KASSAB e manteve o posto quando SERRA deixou a Prefeitura para concorrer ao governo do Estado, em 2006. Em 2009, no início da segunda gestão KASSAB, assumiu a pasta recém-criada de Controle Urbano, responsável pela fiscalização de instalações e sistemas de segurança de imóveis da capital. O ex-Cmt Geral é filiado ao PSDB. Foi pré-candidato à prefeitura de BAURU neste ano. Segundo ALMEIDA, BORGES – que mora em BAURU – já viria para SÃO PAULO para ser seu secretário adjunto. “É um bom quadro”, disse. BORGES não foi localizado pela reportagem.
As explosões de dois carros-bomba em JAMARAMA, região de DAMASCO, considerada leal ao ditador sírio, BASHAR ASSAD, deixou ao menos 34 mortos nesta manhã. Praticamente no mesmo momento, por volta das 7 horas, outras duas explosões ocorridas na mesma região deixaram mais 13 mortos. O distrito abriga membros das minorias drusa e cristã na capital síria.
Homens armados assassinaram hoje em SANAA, capital do IÊMEN, um diplomata saudita e seu guarda-costas – atentado que,segundo as autoridades locais, tem perfil de um ataque da AL-QAEDA. De um veículo quatro por quatro, atiradores dispararam contra o carro que levava WHALED AL-ENIZI e seu segurança iemenita. Eles morreram imediatamente.
O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, chegou na madrugada a CUBA para dar continuidade ao tratamento contra o câncer. Mas, ao contrário das mais de dez visitas médicas que fez a HAVANA nos últimos 18 meses, desta vez CHÁVEZ foi recebido com discrição absoluta, sem fotos e com silêncio quase total na imprensa cubana. Segundo a solicitação enviada pela presidência ao Congresso de CARACAS, o líder bolivariano será submetido a sessões de oxigenação em uma câmara hiperbárica. O procedimento seria parte do tratamento contra o câncer na região pélvica. A imprensa de HAVANA, controlada pelo governo, veiculou apenas uma breve nota informando os cubanos sobre a chegada do dignitário de CARACAS. O texto, inicialmente publicado no GRANMA – jornal do Partido Comunista Cubano (PCC) – e reproduzido em vários diários e portais, informava que CHÁVEZ chegara a CUBA “para dar continuidade ao tratamento médico, que incluirá várias sessões de oxigenação hiperbárica”. Desde junho de 2011, o presidente venezuelano esteve mais de dez vezes em CUBA para tratamento médico. Em todas as visitas, recebeu ampla atenção da imprensa local, com fotos do presidente cubano, RAÚL CASTRO, recebendo-o no aeroporto. Até hoje, nenhuma imagem de CHÁVEZ embarcando em CARACAS ou ao chegar em HAVANA tinha sido divulgada. A última ida do venezuelano a CUBA fora há seis meses. Esta é a primeira viagem do presidente venezuelano ao exterior desde sua reeleição, em 7 de outubro. CHÁVEZ afirmou que havia se recuperado do câncer e estava bem de saúde. Nos últimos tempos, porém, o líder bolivariano “sumiu”: há quase duas semanas não aparece na televisão venezuelana e desde seu discurso da vitória na varanda do PALÁCIO MIRAFLORES, em outubro, não é visto em público. O manto de silêncio que o governo venezuelano colocou sobre a doença de CHÁVEZ ajudou a fomentar todo tipo de especulação sobre a saúde do presidente. Vários analistas afirmam que a decisão de se tratar em CUBA tem muito mais a ver com política do que com medicina: em HAVANA, CHÁVEZ pode manter a imprensa longe das informações sobre o tratamento. 
2 013     :    -    QUINTA-FEIRA
Na continuação de uma semana cheia de eventos, vamos encontrar esta quinta-feira marcada com duas situações que me tomam quase que todo o tempo, não podendo fazer muita coisa na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Um desses compromissos diz respeito à entrega de medalhas na Sessão Solene marcada para esta noite na Câmara Municipal de SÃO PAULO. Mas há o compromisso também de condecorar o Procurador Geral do Estado, doutor ELIVAL DA SILVA RAMOS. Ele deveria ter sido condecorado com a Medalha CONSTITUCIONALISTA no dia 9 de Julho. No entanto isso não foi possível e ficou marcada esta tarde para que levássemos a ele a comenda, em seu gabinete, à RUA PAMPLONA, 227, 17º andar.
O doutor ELIVAL DA SILVA RAMOS chefiou o Procuradoria do Estado de São Paulo entre 2001 e 2006 nas gestões dos governadores GERALDO ALCKMIN e CLÁUDIO LEMBO. É bacharel, doutor e livre-docente em Direito pela USP, onde atua como professor titular de direito constitucional.
Atual procurador do Estado, também leciona em cursos de especialização da Escola Superior do Ministério Público/SP, da Escola Paulista da Magistratura, da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e da Escola Superior de Direito Constitucional. Publicou cinco livros, todos de direito constitucional, e tem cerca de 50 artigos publicados em revistas especializadas.
Após a entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA ao doutor ELIVAL, vou permanecer na Sociedade até o momento de ir para a Câmara Municipal. Ali encontro o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES e muitos outros conhecidos, muitos deles também receberão medalhas nesta noite.


MMDC
logo_mmdc leste“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

 



Solenidade alusiva enidade alusiva à Comemoração dos 81 Anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Evento do Dia 28 de NOVEMBRO de 2013 – 19:30h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo (Palácio ANCHIETA.) 




de São Paulo (Palácio Anchieta)
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar

 



Realização: Sociedade Veteranos de 32-MMDC e Núcleo mmdc leste

Colar: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
NOME
FUNÇÃO
1
1º BPChq – ROTA
Batalhão Tobias Aguiar
2
2º BPM/M “2 de Ouro”
Batalhão Herculano Carvalho e Silva
3
29º BPM/M
Batalhão Região Leste
4
Maj Anderson Lima de Oliveira
Cmt do 3º GB
5
Cap Alexandre Bueno Pinheiro
21º BPM/M
6
1º Ten Adriano Marcos Rondello
CSM/MOpB
7
Sd PM Jairo Soares dos Santos
3ª Cia do 6º BPM/M
8
Carlos Alberto de Freitas Avallone
Agente Policial Judiciário Federal

*   *   *
Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
NOME
FUNÇÃO
1
Maj Olímpio Ferreira Magalhães
S Cmt ROTA
2
Maj Luiz Carlos de Oliveira  
ROTA
3
Cap Wagner Giurni Gomes
CSM/MOpB
4
Cap Paulo Fernando Silva
CCB
5
2º Ten PM Osvaldo Sátiro de Oliveira Filho                 
CSM/MM
6
1º Sgt PM Fernando Costa Junior
1.BPChq - 2.Cia PChq
7
2º Sgt Marcelo de Sousa Santos
2ª Cia da ROTA
8
Cb Angela dos Santos (Indicada Cel Telhada)
9º BPM/M
9
Cb Manoel Francisco de Freitas Avallone
1º BPRv
10
Cb Wander Chalub de Oliveira
APMTJ
11
Sd PM Alexandre Conceição dos Santos
1.BPChq - 2.Cia PChq
12
Sd Walter Luiz Santana
4ª Cia da ROTA
13
Sd Francino Antunes Teixeira Neto
1ª Cia da ROTA
14
Sd Josué Rosendo da Silva
Dir. APMDFESP
15
Sd Ednaldo Tavares de Melo
3º BPChq – 1ª Cia
16
Pr. Safan Soares dos Santos
Comunidade Plenitude da Palavra

*   *   *
Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
NOME
FUNÇÃO
1
Ten Cel Jose Roberto Garçon
Cmt do CSM/MOpB
2
Maj Mauricio Moraes de Souza
S Cmt do CSM/MOpB
3
Cap Oswaldo de Miranda Filho
2º BPM/M
4
Cap Marcos das Neves Palumbo
Cmdo Corpo Bombeiros
5
Cap Fabio Loureiro Teodoro
Cmdo Corpo Bombeiros
6
1º Ten Alexandre Augusto Zakir
Chefe Agência Inteligência “2 Ouro”
7
3º Sgt Johnny Mascarenhas de Queiros
4º BPChq / GATE
8
2º Sgt Julio Cesar de Freitas Avallone
DFP
9
Cadete Elsio Willy Pacheco de Freitas Avallone
AMAN: Acad Mil Agulhas Negras
10
Al Sgt Paulo Rogério Bezerra
ESSgt
11
Al Sgt Jacqueline Cesaria Aparecida Silva Catossi
ESSgt
12
Al Sgt Robson Dias de Queiroz
ESSgt
13
Dr. Paulo Antonio Nunes Spinosa
Pres. SOAPE
14
Sd Marco Antonio Pinheiro
1ª Cia da ROTA
15
Sd Tedi Nelson Silva Ferreira
3ª Cia da ROTA
16
Sd Alessandra Menezes Nascimento Cirino
CPA/M-4
17
Ilmº Sr. Hernanny Gutierres de Souza
Pres CONSEG Atibaia

Medalha: OFICIAL DA PAZ da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Dr. Fábio de Salles Meirelles
Empresário
2
Dr. Paulo Hirata
Empresário
3
Comendador Roberto C. T. Mendes
Empresário
4
Dr. Carlos Arazans Loeches
Empresário

Medalha: GRAU CAVALEIRO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Pres Soc Vet 32-MMDC
2
Comandante Wagner Nolasco
Comandante
3
Oba Chanceler Dr. José Mendes F. Geleju Adélabú
Sacerdote
4
Dr. Eduardo H. Pirolla
Médico
5
Cel PM Ladislau Paulino Campos
PM Espírito Santo
6
Cap PM Rubens Alves Pereira
26º BPM/M
7
Dr. Kleber Reis
Empresário
8
Sr. Donizete Francisco Amaral
Dir Dpto Eventos ABFIP ONU

Medalha: CINQUENTENÁRIO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Ten Cel PM Adalberto Vasconcelos Silva
Cmt do 26º BPM/M
2
Cap PM Douglas Shoichi Sano
CPA-M7 Guarulhos
3
Ten PM Robson Monteiro de Meneses
26º BPM/M
4
Sd PM Mario Tomaz Maielli
44º BPM/M Guarulhos
5
Dr. Marco Aurélio Gouveia Vieira
Empresário
6
Dr. Hélio de Souza e Silva Junior
Empresário
7
Sr. Adalberto Estaenofi
Empresário
8
Sgt Joaquim Pereira Filho
PAMASP
9
Comendador Jorge Salim Filho
Comendador
10
Comendador Luiz Carlos Modesto dos Santos
Comendador
11
Comendador Dante Perine
Comendador


Medalha: JUBILEU DE PRATA da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Ten Cel PM Adalberto Vasconcelos Silva
Cmt do 26º BPM/M
2
Cap PM Douglas Shoichi Sano
CPA-M7 Guarulhos
3
Ten PM Robson Monteiro de Meneses
26º BPM/M

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU
THE BRAZILIAN INTERNATIONAL PEACE FORCE ASSOCIATION – UNITED NATIONS

DIPLOMA

A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU por deliberação da Comissão de Outorga, confere a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL – GRAU CAVALEIRO a

CEL PM MARIO FONSECA VENTURA

Pela sua meritória atuação junto às Forças de Paz, e por sua dedicação à preservação de sua memória e dos valores militares e cívicos, enaltecendo o nome do Brasil.

São Paulo, 28 de novembro de 2013 

WALTER MELLO DE VARGAS
PRESIDENTE

BRAZ CAVALLI
DIRETOR ADMINISTRATIVO
Já passam das 22 horas quando deixo a Câmara Municipal em companhia do
SIDNEI LOBO PEDROSO. Ele me revela que o JÚRI SIMULADO proposto para dia 3 de dezembro, está adiado para a segunda quinzena de março. Conversamos, via fone, com o PROFESSOR DOUTOR PEDRO LAZARINI, que explica em detalhes os motivos pelos quais a Faculdade DAMÁSIO DE JESUS resolveu tomar essa resolução. O grande problema é que deveremos agora avisar todas as pessoas que já se achavam envolvidas com o evento. Nomeio o SIDNEI LOBO PEDROSO como Coordenador da Comissão de Expansão e Desenvolvimento, cargo que estava vago com o abandono inexplicável até hoje de JÚLIO DARVAS. Creio que, devido a sua idade, ele deve ter ficado doente. Já se passaram uns seis meses do afastamento dele da Comissão criada para o crescimento da Sociedade. O SIDNEI leva o escritor GIRÃO até onde mora e depois me traz até GUARULHOS.

Dois homens, um de 2 anos e outro de 19, foram presos em flagrante em um carro roubado, equipado com sinalização luminosa e sirene em GUARULHOS. Eles admitiram à polícia estarem aguardando uma ligação para ir à Rodovia AYRTON SENNA, onde roubariam uma carga. Um revólver e dois celulares foram apreendidos. A proprietária do veículo – uma dona de casa de 56 anos – foi contatada, mas disse já ter recebido o dinheiro do seguro.   

Sete pessoas foram presas, hoje, em GUARULHOS suspeitas de participar de um golpe. Eles fingiam ser funcionários de um cartório e pediam dinheiro às vítimas, que pensavam estar quitando dívidas. Porém, quem ficava com o dinheiro era a quadrilha. Depois que o depósito era efetuado, o chefe da quadrilha ligava para as vítimas e contava como elas tinham sido enganadas.

Peritos do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, têm 30 dias para apresentar à Justiça o resultado do laudo psiquiátrico feito hoje no criminoso ROBERTO APARECIDO ALVES CARDOSO, o CHAMPINHA, que ficou conhecido no país ao comandar o seqüestro e o assassinato de um casal de namorados, em 2003, LIANA FRIEDENBACH, 16 anos, e FELIPE CAFFÉ, de 19 anos. Eles acampavam na zona rural de EMBU-GUAÇU quando CHAMPINHA os seqüestrou. Na época ele tinha 16 anos. FELIPE morreu com um tiro na nuca e LIANA foi violentada diversas vezes antes de ser esfaqueada até a morte. O criminoso está internado em uma UNIDADE EXPERIMENTAL DE SAÚDE, na zona norte de SÃO PAULO, criada em 2006 para abrigar jovens com diagnóstico de transtorno de personalidade. A defesa tenta colocá-lo em liberdade.

ARACY ARENS circulou durante anos nas altas rodas paulistanas. Era nora do ex-presidente WASHINGTON LUÍS e filha do empreendedor FERNANDO ARENS JÚNIOR. Seu pai foi responsável pelo loteamento da região da Avenida INDIANÓPOLIS, na zona sul – até a década de 1960, a rua levava justamente o nome da filha. No final da década de 1920, durante a presidência de seu sogro, casou-se com CAIO LUIZ PEREIRA DE SOUZA, que havia sido seu colega no MACKENZIE. Falava fluentemente francês, alemão e inglês. CAIO e ARACY separaram-se anos depois, mas ela não teve outra união. Estava lúcida até o final da vida. Morreu no dia 28 de novembro, aos 108 anos (nasceu em 1905). Deixa os filhos FERNANDO e SOPHIA, cinco netos e dois bisnetos. “Prima de minha mãe, MARTHA, ARACY era um fenômeno. Ela recebia os convites da Fundação STICKEL e imediatamente me ligava: ‘Olha, recebi seu convite, estarei lá!’. E, de fato, no dia da vernissage lá estava ela, com mais de 100 anos de idade, interessada, curiosa, falante. Que sua energia e vivacidade sirvam de exemplo para a família e os amigos. Faça boa viagem ARACY!”, escreveu o arquiteto e artista plástico FERNANDO STICKEL, no seu blog AQUI TEM COISA. 

Nesta tarde, em GENERAL SEVERIANO, no RIO, familiares e amigos deram o último adeus a NILTON SANTOS, bicampeão do mundo com a seleção brasileira (1958 e 1962) e ídolo do BOTAFOGO. Ele morreu ontem, aos 88 anos, após uma infecção pulmonar e a longa luta contra o MAL DE ALZHEIMER. O ex-jogador estava internado desde sábado à noite na FUNDAÇÃO BELA LOPES. AMARILDO, com lágrimas nos olhos, não poupou elogios ao ex-lateral-esquerdo – foram campeões juntos do MUNDIAL DE 1962, disputado no CHILE. “É uma pena, foi um dos maiores. O amor que ele tinha pelo BOTAFOGO e pelo esporte, nenhum outro demonstrou. O NILTON SANTOS era o maestro. Ele dava o sangue pelo clube, um homem e atleta perfeito do qual não podemos nos esquecer nunca”, comentou o substituto de PELÉ naquela COPA. Outros ex-companheiros também prestaram a última homenagem ao ídolo botafoguense na sede do clube, como JAIRZINHO, ZAGALLO, CARLOS ROBERTO, GILSON, JAIR e ROBERTO MIRANDA. A “ENCICLOPÉDIA” também ganhou muitas coroas de flores de amigos, como o REI DO FUTEBOL, e de políticos, além da CBF.
A viúva de NILTON SANTOS, CÉLIA, está com a saúde bastante debilitada por causa de um câncer no cérebro e ainda não sabe da morte do companheiro. Após o velório, o corpo do melhor lateral-esquerdo da história, eleito pela FIFA, foi enterrado no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, na zona sul do RIO DE JANEIRO.

A atriz e artista plástica MARI QUADROS MALTA encontrou no Club Athletico Paulistano seu porto seguro. “Após o meu divórcio, precisei refazer meu círculo social. E foi no Club Athetico Paulistano que desenvolvi minhas novas amizades”, contava MARI. Sócia desde 1984, ela foi eleita conselheira em 2002.No Paulistano conheceu seu segundo companheiro, OSVALDO, com quem viveu por cerca de 15 anos, até ele morrer. MARI foi ainda diretora cultural do clube e participou do grupo cênico por mais de 20 anos. Em 1996 também passou a coordenar os ensaios e chegou a apresentar o evento TALENTOS MUSICAIS. MARI implantou o karaokê no clube, aprendeu a cantar, fez parte do coral da associação e até ganhou prêmios em festivais. Desde a década de 1960 ela flertava com as artes cênicas, tendo feito parte do grupo de atores do TEATRO DE ARENA. Nos anos 1980 participou, entre outras, da peça “A PARTILHA”, de MIGUEL FALABELLA. Muito alegre e expansiva, adorava ter a casa cheia de gente, rotina que fez parte de sua vida desde a infância na casa de seus avós, em PERDIZES. MARI morreu no dia 28 de novembro, aos 71 anos. Deixou seis filhos, a mãe, noras e netos. Ela nasceu em 1942.  

Três irmãs escaparam de uma casa na cidade de TUCSON, no ARIZONA, onde foram supostamente mantidas em cativeiro por sua mãe e pelo padrasto por dois anos em condições desumanas. Elas tinham seus movimentos controlados pelo casal, ficavam até seis meses sem tomar banho e recebiam alimentação uma vez por dia. Duas das irmãs mais novas com idades entre 12 e 13 anos, conseguiram sair pela janela e alertaram um vizinho na terça-feira, alegando que seu padrasto havia tentado atacá-las com uma faca. A polícia, em seguida, procurou a residência e encontrou uma menina de 17 anos trancada em seu quarto. As meninas estavam desnutridas e sujas e disseram à polícia que não tomavam banho há seis meses. “Elas foram mantidas em condições de vida imundas e separadamente. E disseram aos policiais que não se viam há quase dois anos”, afirmou o chefe da polícia de TUCSON, MIKE GILOOLY. O padrasto FERNANDO RICHTER, 34, e a mãe SOPHIA RICHTER, 32, foram detidos sob acusação de seqüestro, abuso emocional e físico. O padrasto também foi acusado de abuso sexual. As meninas foram supostamente mantidas sob vigilância 24 horas,com um sistema de alarme e isolamento acústico de ambientes. O casal costumava colocar música alta nos quartos das meninas e toalhas sob as portas, em uma aparente tentativa de abafar o som, segundo as autoridades. As meninas estão sob cuidados dos serviços de proteção à criança.

O JAPÃO e a CORÉIA DO SUL enviaram aviões sem aviso prévio para sobrevoar a zona de defesa aérea recém-decretada pela CHINA, num movimento que pode gerar ainda mais tensões entre os países. Aeronaves japonesas realizaram “atividade de vigilância” de rotina sobre a zona do MAR DA CHINA ORIENTAL, informou, hoje, um porta-voz do governo. A CORÉIA DO SUL também sobrevoou a região, segundo Ministério de Defesa do país.

O Supremo Tribunal Eleitoral de HONDURAS, declarou na noite de quarta-feira o conservador JUAN ORLANDO HERNANDEZ, do Partido Nacional, como vencedor das eleições presidenciais. Até esta tarde, HERNANDEZ liderava a disputa com 35,88% contra 29,14% de XIOMARA CASTRO, mulher do ex-presidente deposto MANUEL ZELAYA, que recebeu o apoio do ex-presidente LULA.       

2 014    :   -   SEXTA-FEIRA
Uma viatura do 44º BPMM vem me buscar por volta das 9 horas. Teremos uma solenidade alusiva ao 9º aniversário dessa Unidade, nas dependências do batalhão, situado no CECAP. TENENTE-CORONEL PM REDCLIFF SIERRA DOS SANTOS, Cmt do 44º BPMM, vem conversar comigo, bem como muitos oficiais que ali já se encontram.
Assino os diplomas do Núcleo MMDC-LESTE. O TENENTE PM NATANAEL está presente. Também comparece o TENENTE-CORONEL PM SODÁRIO, Comandante do 5º BPMI, que está acompanhado de vários oficiais de seu batalhão. A solenidade vai ser presidida pelo CORONEL PM DIMITRIOS FYSKARIS, atual Comandante do Policiamento Metropolitano. Também está presente o CORONEL LEVI ANASTÁCIO FÉLIX, Corregedor PM (LEVI comandou o CPA/M-7 - GUARULHOS), antes de ser transferido para a Corregedoria). Na mesa de trabalhos também estão: ANTÔNIO MIGUEL MARQUES, presidente do Aeroporto Internacional de Guarulhos; o Deputado Estadual WILSON JORGE, que é de GUARULHOS, bem como um vereador de ARUJÁ, Doutor MÁRCIO OLIVEIRA. 
A solenidade de entrega de medalhas tem início com a chamada daquelas autoridades que vão ser condecoradas com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e MMDC. Depois são entregues as medalhas do Núcleo MMDC-LESTE e outras medalhas como: MARIA QUITÉRIA, DUQUE DE CAXIAS, OSÓRIO, Medalhas das Forças de Paz (pelo WÁLTER MELO DE VARGAS), Colar CRUZ DO ALVARENGA.
RELAÇÃO INDICADOS MEDALHA PEDRO DE TOLEDO - EM
Post/Grad
RE
NOME
CURRICULO
CIA
PG
1
1° Ten PM
990124-8
DERIO NUNES DE ALMEIDA
SIM
EM
OK
2
1º Ten PM
112772-1
ROBSON MONTEIRO DE MENESES
SIM
EM
OK
3
2º Ten PM
108178-A
LEANDRO COUTO

EM
OK
4
2º Ten PM
132356-5
MAISA RIBEIRO DE SOUZA

EM
OK
5
3º Sgt PM
973072-9
KISLEY PAIVA RIBEIRO BALBINO

EM
OK
6
Cb PM
922135-2
ALEXANDRE SANTOLIN

EM
OK
7
Cb PM
961219-0
OSSIONE CARVALHO DE ALMEIDA

EM
OK







RELAÇÃO INDICADOS MEDALHA PEDRO DE TOLEDO - 1ª Cia
8
Cb PM
973026-5
LEONARDO DE ALMEIDA PRADO

1ª Cia
OK





RELAÇÃO INDICADOS MEDALHA PEDRO DE TOLEDO - 2ª Cia
9
1º Sgt PM
970311-0
DAVI PROSPERI MUNIZ
SIM
2ª Cia
OK
10
Cb PM
931956-5
NELSON ONÓRIO DE MENEZES
SIM
2ª Cia
OK
11
Cb PM
934121-8
CARLOS TADEU DA SILVA
SIM
2ª Cia
OK
RELAÇÃO INDICADOS MEDALHA PEDRO DE TOLEDO - FT
12
Cb PM
964189-A
MAURÍCIO GUERREIRO DA COSTA

FT
OK
RELAÇÃO INDICADOS MEDALHA PEDRO DE TOLEDO - Outras Unidades
13
2º Sgt PM
102322-5
DAUMIR TOMAS CONRADO

APMBB / Santolin
OK


RELAÇÃO INDICADOS M.M.D.C - E.M.
1
Sd PM
127207-1
SANDRA REGINA BARBOZA DE ARAÚJO
SIM
EM
OK














RELAÇÃO INDICADOS M.M.D.C - Outras unidades
3
2º Sgt PM

EMANOELA ANDRELINA DA SILVA CAVALCANTE

15M/ Sgt Kisley

4
Cb PM Ref

VALMIR AMARAL PRATES

PMEBA/ Cb Silvia
OK
RELAÇÃO INDICADOS M.M.D.C - CIVIS
5
PROFESSOR
GESLEY RODRIGO FRANCO DE OLIVEIRA

Cel Redcliff
ok


MMDCSIMBOLOlogo_mmdc leste“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Evento do Dia 28 de NOVEMBRO de 2014  
Local: Sede do 44º BPM/M
 
Solenidade Alusiva ao Aniverário do 44º BPM/M, e Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública constituídas
 





Evento de Valorização de Dignitários

Organização: Ten Cel PM Redcliff e Equipe do 44º BPM/M

Lista GERAL de entregas de Todas as Medalhas do MMDCLESTE:


Medalha: “COLAR CRUZ DO ALVARENGA E HERÓIS ANÔNIMOS
NOME
FUNÇÃO
1
TEN CEL PM REDCLIFF SIERRA DOS SANTOS
Cmt do 44º BPM/M
2
CAP PM RUBENS ALVES PEREIRA
44º BPM/M


Medalha: “MMMDC LESTE MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. MÁRCIO JOSÉ DE OLIVEIRA
Vereador de Arujá
2
Sr. VALDECIR VALOTO
Assessor Parlamentar
3
Cap PM MARCOS CESAR PEREIRA

4
Cap PM MANOEL FERREIRA NETO

5
Cap PM ANDERSON BARBOSA CASADO

6
Cap PM WELLINGTON RICARDO MENDONÇA

7
AGUINALDO APARECIDO CAMANGE FERREIRA
Vereador de Cajamar
8
PEDRO BIGARDI
ex prefeito de Cajamar
9
JADIEL DE JESUS PEREIRA
CIVIL
10
1º Ten PM ERCI REIMBERG

11
3º Sgt PM KISLEY PAIVA RIBEIRO BALBINO

12
3º Sgt PM RENATA CORDEIRO DE SOUZA

13
Cb PM SIMONE ANANIAS

14
Cb PM BENEDITO APARECIDO CABRAL DA SILVA

15
Cb PM JOSEMAR LAZZARINI

16
Cb PM            ANGELO FABRICIO GUIDACE MARISSI TANURI

17
Sd PM JOÃO BATISTA DE SOUZA

18
Sd PM            CRISTIANO VALENTIM DOS PRAZERES

Não puderam receber na Camara Municipal no mês de Outubro (medalhas ficaram c/ Ten Natanael)

1º Ten PM Claudio Demarques Cruz
Indicado pelo Ten Dério Nunes


Medalha: “MMMDC LESTE ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
1
Exmº Sr. MIGUEL HADDAD
DEPUTADO FEDERAL
2
LUIZ FERNANDO MACHADO
DEPUTADO ESTADUAL
3
CRISTIANO GUIMARÃES
Prefeito Jundiaí
4
ROBERTO BENTO MENDES
comerciante
5
Cap PM WALME MORAES BARBOSA

6
Cap PM MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA

7
Cap PM FERNANDO BARBOSA NOBREGA

8
Cap PM ELIEL PONTIROLLI

9
Cb PM            SILVIA CARLA MEIRA PRATES DOS SANTOS

10
Cb PM BENEDITO APARECIDO CABRAL DA SILVA

11
Cb PM HELIONAY PAIVA RIBEIRO

12
Cb PM            RICARDO MARCELO DOS ANJOS

13
Sd PM            ARIELSON PIRES DE FREITAS

14
Sd PM DIOGO BUENO DE SIQUEIRA

Não puderam receber na Camara Municipal no mês de Outubro (medalhas ficaram c/ Ten Natanael)

Cap PM Fernando Barbosa Nobrega
Cmt da Cia FT 44º BPM/M

1º Ten PM Robson Monteiro de Meneses
Cmt Pel FT44º BPM/M

Medalha: “COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
1º Ten PM Pedro Campos de Carvalho Luiz
Of Com Soc do 44º BPM/M

Medalha: “HERÓIS DE 32
NOME
FUNÇÃO
1
1º Ten PM Derio Nunes de Almeida
44º BPM/M
Não pôde receber na Camara Municipal no mês de Outubro (medalha ficou c/ Ten Natanael)
É com muita alegria que nos reunimos hoje para comemorar mais uma primavera do 44º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.
Criado através do Decreto nº 50.264 de 29 de novembro de 2005, tendo como primeiro Comandante o Major de Polícia Militar Eduardo Espósito.
Sediado nesta cidade de Guarulhos é responsável pelo policiamento ostensivo preventivo fardado de Cumbica e Pimentas, dois grandes centros que agregam atividades comerciais e empresariais, além de uma densa concentração populacional.
Quero também, nesta data festiva, aproveitando a oportunidade, mais uma vez, galardoar virtuosos Policiais Militares. Policiais Militares que não mediram esforços para bem cumprir seus deveres, tanto na nossa Organização quanto no seio de sua família. Homens e mulheres dotados de caráter ímpar, que mesmo diante de assombrosas adversidades souberam vence-las, tornando-se exemplos, ou tiveram a humilidade de pedir ajuda, vencendo a dependência de vícios nocivos ao convívio social e familiar e hoje são exemplos de superação.
Homenagear também personalidades civis que, cada um a sua maneira, colabora incansavelmente para o sucesso deste grupo de profissionais de segurança pública. E, neste momento rendo homenagens a Srª Leidjane Vieira, esposa do Soldado de Policia Militar Marcelo Carlos Gomes, deste Batalhão, que estando no lugar certo e na hora certa com calma e sabedoria adotou os procedimentos emergenciais de primeiros socorros salvando a vida de uma criança que convulsionava.
Homenagiar um grande guerreiro e amigo pessoal o 3º Sargento de Polícia Militar Ivan Rodrigues, armífero que combateu o bom combate e hoje, do oriente eterno, nos observa e nos auxilia.    
Nesta data faremos a entrega de comendas da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, as quais refletem valores de moral, civismo, liberdade e democracia.
Desde já agradeço ao Cel de Polícia Militar Mario Fonseca Ventura da Associação Veteranos de 32 – MMDC, ao Tenente Coronel de Polícia Militar Walter Castro Garcia da do Núcleo Norte General __________________________ e ao 1º Tenente de Polícia Militar Natanael Soares dos Santos do Núcleo Leste Juventude Constitucionalista. Muito obrigado.
Teremos também a entrega de comendas da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU “os boinas azuis” que atuam no mundo todo na resolução de conflitos e reestabelecimento da ordem social. Sr Walter Mello de Vargas muito obrigado.
Em parceria com o 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na pessoa de seu comandante o Tenente Coronel de Policia Militar Marcos Antonio Félix, a quem eu desde já agradeço, teremos a entrega de medalhas do 50º aniversário daquela Unidade.
Por fim, teremos a entrega de medalhas de personalidades ilustres, patronos das armas das forças armadas brasileira, como é o caso de Duque de Caxias que por seus feitos e dedicação exemplar é o Patrono do Exercíto Brasileiro. Agradeço o Subtenente do Exercito Brasileiro Marco Aurélio Nunes Brasil, que não se faz presente no memento, leve-se ao conhecimento do mesmo minha gratidão.
Neste momento, quebrando o protocolo quero reverenciar o heroismo e a dedicação da mulher. Mulheres como Maria Quitéria de Jesus Medeiros, a mulher-soldado, que nasceu no ano de 1797, na antiga Província da Bahia.
Nos idos de 1822, sob o ideal de liberdade, o Recôncavo Baiano lutava contra o dominador português que se negava a reconhecer a Independência do Brasil. A necessidade de efetivos fez com que a Junta Conciliadora de Defesa, sediada em Cachoeira – BA, conclamasse os habitantes da região a se alistarem para combater os portugueses.
Maria Quitéria, uma humilde sertaneja baiana, atendeu ao chamado, motivada pelos ideais de liberdade que envolvia seus conterrâneos. Ante a posição contrária do pai, foge de casa e, com o uniforme de um cunhado, incorpora-se inicialmente ao Corpo de Artilharia e, posteriormente, ao de Caçadores, com nome de Soldado Medeiros. O seu batismo de fogo ocorre em combate na foz do rio Paraguaçu, ocasião em que ficam evidenciados seu heroísmo invulgar e sua real identidade.
Em fins de 1822, a intrépida baiana, incorpora-se ao Batalhão dos Voluntários de D. Pedro I, tornando-se, desse modo, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras.
De armas na mão, participando de combates como o da Pituba e o de Itapuã, torna-se merecedora das mais honrosas citações de bravura, valor e intrepidez, passando a constituir-se em referência do heroísmo da mulher brasileira.
Isto posto, convido minha mulher Rosemary de Campos, a minha companheira de todas as horas para se colocar em local de destaque.
Quero na pessoa de minha esposa homenagear todas as mulheres, esposas e companheiras dos nossos policiais militares, reconhecendo nelas os valores inerentes a heroína Maria Quitéria, por suas incansáveis horas dedicadas ao policial militar e a própria Polícia Militar. É graças a essas bravas mulheres, por sua intrepidez, que nós policiais militares conseguimos exercer nossas atividades e sermos reconhecidos e valorizados como profissionais de segurança pública. Não poderia deixar de, neste momento, citar a mulher policial militar pela sua dupla jornada de trabalho e em ambos os casos desenvolve com excepcional maestria, obrigado!
Convido o Cel de Polícia Militar Dimitrios Fyskatoris, Comandante do Policiamento Metropolitano para que faça a entrega da Medalha Maria Quitéria a Rosemary de Campos.
Dando continuidade ao meu discurso.
Agradeço do fundo do meu coração àqueles que contribuíram para que eu aqui estivesse: meus pais, que já se encontram no oriente eterno, meus familiares, minha esposa, minha filha Catarina, meus amigos e principalmente a Deus o Grande Arquiteto.
Permitam-me meus superiores, subordinados, amigos, irmãos da Arte Real e familiares aqui presentes. Minhas palavras são dirigidas aos meus colegas e amigos de profissão.
Este é o nono aniversário da nossa jovem Unidade Operacional e me permitam, segundo a numerologia o nove é um número de retornos felizes e relacionado com a conclusão de tarefas. É símbolo da realização, riqueza, abundância e potencial. Para uma caserna como a nossa, nove é um número extremamente auspicioso porque traduz que se atingiu uma gestão ideal com energia positiva para todos os envolvidos. Sendo assim:
O sino da vida repicou a balada da despedida.
Estou hoje às portas de uma nova etapa de minha vida! Confesso, neste momento, é normal a dúvida; os questionamentos me povoam a mente sobre o que fazer a partir de agora? É o fim da jornada policial militar, qual é meu legado? O que ficou? As respostas para tais questionamentos são imprescindíveis para continuar a caminhada.
É bem verdade que ao cruzar essa linha, meu peito é tomado por momentos de euforia, satisfação inominável, e, ao olhar para frente vejo que este é apenas o começo de uma longa caminhada a ser percorrida. Caminhada que indubitavelmente me proporcionará encontros, desencontros e reencontros. Que posso dizer, assim é a vida, nascemos de um encontro. O importante nessa dinâmica da vida é que levamos marcas que norteiam e estruturam nosso jeito de ser e de viver.
O que sou hoje é, em grande parte, fruto do caminho percorrido durante a jornada policial militar. As alterações que em mim ocorreram são perceptíveis ao longo desses desafiadores e, muitas vezes, dolorosos anos.
Diante da responsabilidade da profissão, estejam convictos, de que todas as experiências podem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado como seres humanos. Certamente, servem como exemplos de ética, presteza, solicitude, compreensão e competência profissional.
Ao longo desses 11 meses juntos fomos avançando na nossa trajetória profissional, nos fortalecemos, nos conhecemos. O efetivo deste Batalhão, mostrou-se desde o início, de uma heterogeneidade singular expressa, muitas vezes, através de uma harmoniosa divergência de interesses, as vezes não tão harmoniosa assim. Pude notar que neste Batalhão há policiais militares questionadores e motivadores; outros se destacaram pela capacidade de expressão, serenidade e diversão; e outros por organização e pontualidade.
Hoje mais uma vez, através da outorga de medalhas, humildemente acredito que estou premiando e valorizando os exemplos de dedicação, persistência e liderança.
Minha profunda gratidão a todos os policiais militares deste Batalhão, pelo seu incansável e prestimoso trabalho. Por me permitirem “brincar de comandante”, através do esforços de todos voces o fardo foi muito menos pesado para mim.
Apesar das diferenças, todo o efetivo tornou-se protagonista e colaborou para a construção de uma história de desafios, de sonhos, de esperança e de alegrias. E, particularmente para a minha história pessoal de vida.
Deus me poupou desse momento, mas não posso deixar de reverenciar o 2º Sgt de Polícia Militar Marcos Antonio Gonçalves, que tombou em 27Jan13, durante o serviço, no cumprimento do dever.
Mas Deus não me poupou de chorar junto com o Soldado de Polícia Militar Emerson Gomes da Silva a perda de sua filha Julia Frigo da Silva, muitos aqui são pais e podemos imaginar e somente imaginar a dor desta perda.
Reverencio o nosso amigo e a filha amada e querida que partiram, que foram chamados de volta a morada do Pai, não para trazer melancolia ao nosso evento, mas para fazer uma justa homenagem a eles, mostrar a todos que eles não foram e nem nunca serão esquecidos, pois moram em nossos corações.
Estejam certos meus comandados o futuro não se improvisa, ele é o fruto do que construimos hoje. Tudo o que desejamos para nós, só será alcançado se pudermos lançar um novo olhar sobre nós mesmos.
O futuro esta diante de nós. Para mim uma nova jornada, para voces a continuação da jornada, sendo assim vamos tentar compreender o nosso mundo, o nosso dia-a-dia mais profundamente, racionalizar mais nossos atos; ser mais profundo na nossa atitude perante a condição humana. Manter em nós mesmos, uma confiança suficientemente grande para considerar qualquer experiência vivida como importante desde que a partir dela se aprenda e se cresça como indivíduo, fazendo-se e definindo-se.
O desafio do tempo presente é o compromisso de colaborar para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e, em meio à agitada rotina da vida profissional, encontrar tempo para refletir e agir dentro de parametros de  justiça, amor e de felicidade, valores inerentes à pessoa humana.
A felicidade do homem ou seu fracasso na história depende dele mesmo e de mais ninguém. Na responsabilidade de nossas mãos está o justo e o injusto, o bom e o mau, o grande e o pequeno.
Portanto, é preciso sensatez, equilíbrio, inteligência, amor e humildade para que façamos a escolha certa no momento histórico adequado. O homem só é grande para os outros quando for grande primeiramente para si próprio.
Ressalto, por fim, que caberá a nós, cada qual a seu modo, diante das injustiças e desigualdades sociais que se instalam com mais rapidez em nosso meio, dispor de coragem e autenticidade para fazer a diferença, em prol de uma sociedade mais digna para todas as pessoas.
A todos o meu sincero desejo de que cada adversidade, torne-se um estímulo; cada insucesso, uma lição para a vida; cada vitória, um impulso, para ir mais longe e buscar novos sonhos.
Retorno às minhas origens, à Jundiaí, interior de São Paulo, de onde parti no ardor de meus dezesseis anos, quando, pela primeira vez, vesti a farda da gloriosa Polícia Militar, a nossa Força Pública Bandeirante.
Dispo-a, simbolicamente hoje, surrada pelo tempo, mas tão ilibada como antes.
Faço-o com a consciência do dever cumprido, feliz por haver exercido a mais nobre das funções atribuídas ao homem, ser profissional de segurança pública, da qual sempre me orgulharei.
Obrigado Senhor meu Deus, que me proporcionou tantas vitórias e a insigne glória, a mais honrosa a que possa aspirar um Oficial de Polícia Militar, de concluir minha carreira no posto de Coronel de Polícia Militar.
PAUSA
Guardem estas palavras: "Às vezes a avalanche de problemas nos faz refletir que não é o fim da batalha, logo não devemos sequer cogitar abandonar os campos de embate."

Deus abençoe a todos e muito obrigado.
                                              

                                                                       REDCLIFF SIERRA DOS SANTOS
                                                                Ten Cel PM – Comandante do 44º BPM/M
É demorada essa solenidade. Somente vai terminar depois do meio-dia. É servido um almoço no 44º BPMM, bem como um churrasco. Mas tenho pressa para ir à Sociedade Veteranos de 32-MMDC e aproveito da "carona" do WALTER MELO DE VARGAS, que está acompanhado do VALCACER, seu fotógrafo oficial. 
Ele me deixa na Estação do Metrô TIRADENTES. Chego tarde no MMDC. MARINEI está acompanhada de seu filho LUCAS. Ela continua a encaixotar todos os pertences da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para a mudança para o Monumento-Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Para deixá-la mais tranquila, explico que o CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA, SubCmt Geral da PMESP, anunciou ontem, na comemoração dos quinze anos do Comando de Policiamento Metropolitano a transferência da sede da Sociedade para o Obelisco do IBIRAPUERA. Vamos encerrar uma semana trabalhosa, onde essa nossa despedida da RUA ANITA GARIBALDI, Nº 25, é alvo de muitas dificuldades. Desde o dia 11 estamos funcionando numa sala do 6º andar do Corpo de Bombeiros, em caráter precário.
Embora saiamos por volta das 16 horas, o trânsito está congestionado neste final de tarde. MARINEI e LUCAS deixam-me em casa. 

O bairro do PARI, em especial a Igreja SANTO ANTÔNIO e os devotos do Santo Casamenteiro ficaram tristes com a notícia, nesta noite, do falecimento do "menino" como foi cognominado por todos os fiéis o FREI AGOSTINHO SALVADOR PICCOLO, aos 85 anos de idade. Segundo o site Franciscano, FREI AGOSTINHO estava na Rodoviária de SÃO PAULO para voltar a BRAGANÇA PAULISTA, onde residia. Teve um mal súbito. Foi levado pelo SAMU à SANTA CASA, mas não resistiu. O corpo de FREI AGOSTINHO será velado na Igreja SANTO ANTÔNIO, na  tarde de 29 de novembro, com missa de corpo presente, e sepultado no subsolo da capela da Ordem dos Frades Menores, no Cemitério SANTÍSSIMO SACRAMENTO.
FREI AGOSTINHO, brasense nascido na rua ORIENTE em 1930, estudou no Liceu Acadêmico de SÃO PAULO, e era um grande sacerdote, além de grande educador e escritor, um dos orgulhos do bairro do PARI. Completou 57 anos de Sacerdócio e 63 de vida Franciscana. Deixa um legado, sobretudo as aulas de História, de Humanismo e Religiosidade.

Roberto Gómez Bolaños (Cidade do México, 21 de fevereiro de 1929 — Cancún, 28 de novembro de 2014) mais conhecido como Chespirito, foi um ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor de televisão mexicano. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado, e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo. Era sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979).
Biografia: Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Roberto Goméz Bolaños se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira como escritor criativo, através do rádio e televisão durante a década de 1950, quando começou a escrever roteiros para programas da dupla Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine). Também fez vários roteiros de cinema e começou a representar como ator em 1960, no filme Dos Criados Malcriados.4 No entanto, continuou a dedicar a maior parte de seu tempo a escrever, contribuindo para o diálogo de scripts e filmes de televisão mexicana.
"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês. Roberto ganhou este apelido quando escreveu o roteiro para o filme Los Legionarios, primeiro filme em que Chespirito trabalhou.
Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.
Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.
Apesar de ser mais conhecido pelos papéis Chaves e Chapolin, Chespirito também foi autor de vários personagens, como Chompiras, Dr. Chapatin, Vicente Chambon e Chaparrón Bonaparte.
Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilla, Horacio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional.
Em 1980, seus sketches criaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", e permaneceu no ar até 1995.
Chespirito também estrelou em filmes mexicanos, escritos e realizados por ele mesmo como "El Chanfle" e "El Chanfle 2", "Don Ratón e Don Ratero", "Charrito" e "Música de viento".
Em 1992, recebe o "Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México" pelo roteiro da peça "La Reina Madre"5 .
Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.
Em 12 de novembro de 2009, Chespirito foi internado em emergência em um hospital na Cidade do México. De acordo com declarações de seu filho Roberto Gómez Fernandez, Chespirito teve uma complicação da próstata, e teve de fazer uma cirurgia.
Em 28 de maio de 2011, Chespirito abriu sua conta no Twitter chegando em menos de um dia mais de 170.000 seguidores, o segundo dia um total de 250.000 seguidores.
Em 2012, um evento denominado América celebra a Chespirito em comemoração os quarenta anos de carreira do ator foi programado para ocorrer em 17 países, entre eles Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Nicarágua.
No dia 20 de novembro de 2013, foi condecorado com o Premio Ondas Iberoamericano pela trajetória destacada na televisão mundial. Roberto faleceu aos 85 anos em Cancún, no México.
Casamentos: Bolaños casou-se pela primeira vez com Graciela Fernández Pierre, falecida em 26 de agosto de 2013. Tiveram os filhos Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. o casamento durou de 1958 a 1977.
Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños casou-se com ela, no dia 19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México.
Ele teve 6 filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda, por ter feito uma vasectomia.
Bolaños nunca revelou sua orientação política de forma aberta, porém aparenta ser partidário da direita política: participou, em 2006, de anúncios televisivos apoiando a campanha eleitoral do Partido da Ação Nacional. Também fez fortes críticas contra o candidato esquerdista Andrés López Obrador, acusando-o de dividir os mexicanos, e contra a esquerda em geral.
Em abril de 2007 uniu-se ao protesto de grupos católicos e conservadores que buscavam manter o aborto como um delito, frente à postura da Assembleia Legislativa, cujos representantes inclinaram-se por despenalizá-lo durante as doze primeiras semanas de gestação. Bolaños lançou anúncios em canais de televisão e chamadas telefônicas contra tal lei.
Em maio de 2007, levantou controvérsias por seus comentários sobre o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, na Colômbia, declarando que a obra "é uma caricatura".
Declarou, em seu perfil no Twitter, ser contra as manifestações de rua, pois elas diminuem o tempo e a capacidade para o trabalho, e afirmou votar em um candidato que impeça essas manifestações.
Morte: Roberto Gómez Bolaños faleceu em Cancún, aonde morava nos últimos anos de sua vida, às 14:30 (horário local — 20:30 pelo Tempo Universal Coordenado; 18:30 pelo horário de Brasília, aonde estava vigorando o horário de verão) de 28 de novembro de 2014, devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México: a CNN México, que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pelaTelevisa, emissora aonde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira, mesmo assim a causa ainda não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida. Será velado no dia 30, no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Repercussão: O assunto se tornou um dos mais comentados do mundo, especialmente na América Latina. Várias personalidades de diversas nacionalidades falaram sobre a morte nas redes sociais, entre ela artistas do elenco das séries de Chespirito:
Cquote1.svg
Roberto não se vai. [Ele] permanece em meu coração, e no coração de tantos outros a quem fez feliz. Adeus Chavinho. Até sempre.
Cquote2.svg
 Edgar Vivar, “o Sr. Barriga”.22
Cquote1.svg
Obrigada por fazer feliz a vida de tanta gente, e pelos maravilhosos momentos que compartilhamos juntos. Descanse em paz, Roberto.
Cquote2.svg
Cquote1.svg
[...] Todo o México, Brasil, Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Argentina, Bolívia, e o resto do mundo. Tantos países, tantas pessoas que foram tocadas pelo talento desta grande pessoa, que me abriu as portas ao criar o personagem Kiko.
Para ele, todo meu agradecimento, minha tristeza e minha dor. Somente quando se vive a realidade de uma ausência se descobre o verdadeiro sentimento de uma amizade e um grande mestre [...]
Cquote2.svg
 Carlos Villagrán, “oQuico”, em postagem no Facebook.24
México
Após o anúncio da morte de Bolaños pela própria Televisa em suas emissoras, a rede passou a exibir um especial em homenagem ao ator por volta das 15 horas,horário local (21:00 pelo UTC) pela FOROtv, a exibição foi feita em streaming também. Edgar Vivar, um dos atores que contracenavam com Chespirito declarou no especial que a maior recordação que terá de Bolaños é o seu bom humor, no entanto, bastante emocionado teve dificuldade em terminar o depoimento.
Na cobertura da Televisa foi anunciada em primeira mão as informações do enterro de Bolaños, dadas por Juan Ríos. No sábado, 29 de novembro seria realizada uma homenagem de corpo presente, e que no 30 de novembro dia seguinte seu corpo seria velado no Estádio Azteca.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto também fez um pronunciamento em seu Twitter sobre a morte do comediante.
Cquote1.svg
Lamento profundamente o falecimento do sr. Roberto Gómez Bolaños, “Chespirito”. [...]
O México perdeu um ícone, cujo trabalho atravessou gerações e fronteiras.
Cquote2.svg
 Enrique Peña Nieto, presidente do México27 28
Chile
Durante o Teleton chileno, que coincidentemente estava marcado para o dia 28 de novembro, foi exibido um minuto de silêncio à memória de Bolaños, solicitado por Don Francisco. Também foi tocada a música “Que bonita vencindad”, uma das músicas da trilha sonora do seriado Chaves, conhecida no Brasil como “Que bonita sua roupa”. 
Brasil
O falecimento de Chespirito foi o assunto mais comentado no Brasil na noite de 28 de novembro de 2014, fato que foi noticiado em um telejornal da própriaTelevisa. Segundo o Francho Barón, correspondente na emissora no Brasil, a morte de Bolaños teve um impacto enorme no país, e que os principais jornais do país deram destaque à manchete.
A repercussão no Brasil se deu após a confirmação da notícia pelos maiores portais brasileiros de notícia da Internet, e pela principal comunidade sobre as séries do humorista, o Fórum Chaves, que tiveram como fonte da manchete a CNN e a Televisa. A notícia causou muita comoção e as mais diversas reações e manifestações na rede social twitter, onde hashtags sobre a morte de Chespirito estavam nos Trending Topics mundiais. A primeira emissora de televisão a anunciar a morte de Bolaños foi o SBT, emissora que exibe as séries Chaves e Chapolin, que exibiu um plantão por volta das 19 horas, apresentado por Rachel Sheherazade, coincidentemente interrompendo a exibição do seriado.
Em seguida, por volta das 19:30, foi exibido o telejornal SBT Brasil, que dedicou várias matérias ao humorista, entre elas, depoimentos de fãs e personalidadesbrasileiras, gravados com antecedência, para serem exibido no dia da morte do humorista.
Várias emissoras divulgaram de televisão do país também noticiaram o falecimento de Bolaños, incluindo o Jornal Nacional da Globo, que o definiu como “fenômeno da cultura popular”.
O SBT também postou em seu site oficial uma nota sobre a morte do humorista, que foi compartilhada nos perfis oficiais da emissora no Facebook e no Twitter, que inclusive foram um dos posts mais compartilhados no Brasil no dia, sendo compartilhado inclusive pelo perfil da Rede Globo,  maior emissora do país, e da Televisa que ainda completou “Fica aqui o nosso carinho. Vai deixar saudades.”. A Globo em seguida postou em seu perfil no Twitter a tag “#RipChaves”.
As 21:25 do mesmo dia, o SBT exibiu entre Chiquititas e a reprise da versão mexicana de Rebelde um especial em homenagem a Chespirito, contando sua trajetória, e reprisou no Programa do Ratinho a entrevista dada por ao apresentador do programa Bolaños em 2011, exibido posteriormente.
No dia 29 de novembro, por volta das 6:00 da manhã — a emissora exibiu uma maratona especial intitulada “Obrigado Chaves”, no mesmo horário de exibição em que Chaves é exibido toda semana, e extendido por 3 horas e meia, terminando as 10:30 da manhã. Esse especial tinha sido divulgada pela emissora no dia anterior. A emissora exibiu também, durante a maratona, outros episódios de programas e esquetes de Chespirito, além do próprio Chaves. O especial foi transmitido também via streaming no canal do YouTube da emissora.
Principais trabalhos: Os programas de Chespirito foram gravados no México pela rede Televisa entre os anos de 1968 e 1995, e exibidos em mais de 90 países.
Como ator: Dos criados malcriados (1960)
El zángano (1968)
El Chanfle (1979)
El Chanfle 2 (1982)
Charrito (1984)
Doctor Chapatín (1968-1995)
El Chavo del Ocho (1972-1992)
Club Del Chavo (1980-1995)
El Chapulín Colorado (1970-1992)
El Chompiras (1972-1995)
Vicente Chambón (1979-1982)
Chaparron Bonaparte (1970-1995)
11 e 12 (1992)
Don Calavera (1993-1994)
Como escritor: Serie Animada del Chavo - (2006) - Serie de Tv.
Charrito (1984)
El Chanfle II (1982)
El Chanfle (1979)
¡Ahí madre! (1970)
Fray Dólar (1970)
Cómicos y canciones (1956) - Tv.
El Chavo del Ocho (1972-1992)
Como produtor: La Paloma de Marsella (1999)
El Chanfle II (1982)
Como compositor: Charrito (1984)
Livros: El Diario de El Chavo del Ocho (O Diário do Chaves)
...Y También Poemas (...E Também Poemas)
Sin Querer Queriendo: Memorias (Sem Querer Querendo: Memórias)
Discografia: 1980 El Chavo Canta: Eso, Eso, Eso
1978 Síganme Los Buenos a La Vecindad del Chavo
1977 Así Cantamos y Vacilamos en la Vencidad del Chavo
1975 Chespirito y sus Canciones
Prêmios e indicações:
Ano
Prêmio
Indicação
Resultado
Ref.
1992
México Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México
Roteiro da peça "La Reina Madre"
Venceu
5
1997
México Mexican Cinema Journalists Awards (Special Silver Goddess)
Pela carreira e brilhante trajetória do personagem Chaves
Venceu
2010
Estados Unidos Premio Latino
Conjunto da Obra - Personagem Chaves
Venceu
2012
25th Annual Hispanic Heritage Awards
Conjunto da Obra
Venceu
2013
Trajetória destacada na televisão mundial
Venceu


POLÍCIA MILITAR
Decreto de 27-11-2014
Aplicando, à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo nos autos da Representação para Declaração de Indignidade 36-2013 – TJMESP, que declarou Ricardo Miguel Giannoni, Ten. Cel. Res. PM 830613-3, indigno para com o oficialato e com ele incompatível, decretando a perda de seu posto e patente, bem como a cassação de seus proventos, aplica-lhe a pena de demissão, nos termos do art. 23, I, alínea "c", e parágrafo único da LC 893-2001, a produzir efeitos desde 24-9-2014.
RICARDO MIGUEL GIANNONI nasceu em 21 de outubro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. É ASPIRANTE OFICIAL de 15 de dezembro de 1985. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1986; 1º TENENTE - 24 de maio de 1989. Não tenho as datas de suas outras promoções. Passou para a reserva em 21 de setembro de 2013.

Desde que passou por cirurgia para a retirada de cálculos renais, há 16 dias, PELÉ se tornou o centro de atenções em todo o mundo. E hoje esta novela teve mais um episódio, com a revelação de que o REI DO FUTEBOL vive apenas com um rim. Segundo o jornalista WALTERSON SARDENBERG SOBRINHO, o órgão foi retirado há pouco mais de sete anos, em decorrência de um câncer. Responsável pela produção de um longo perfil do ídolo para a edição de estreia da extinta "REVISTA DA ESPN", o profissional publicou essa informação na quinta, em seu perfil no FACEBOOK. Ao DIÁRIO, SOBRINHO confirmou a história. A assessoria do REI não foi localizada para falar  do assunto.
Por ter apenas um rim, PELÉ vem sofrendo complicações após a operação para retirada dos cálculos. Desde a noite de segunda, está internado. O ex-jogador retornou ao Hospital ALBERT EINSTEIN após apresentar sinasi de sepse, um início de infecção, provocado, provavelmente, pela dificuldade de seu único rim filtrar com eficiência os líquidos em seu organismo.
Por causa disso, a equipe médica que acompanha o caso decidiu submeter o REI a uma hemodialfiltração venovenosa contínua. O tratamento é uma forma de hemodiálise mais branda, para retirada de líquidos e toxinas acumulados.

O são-paulino pode respirar mais aliviado. ROGÉRIO CENI desistiu de se aposentar ao término desta temporada e renovou seu contrato para com o TRICOLOR. O goleiro-artilheiro de 41 anos assinou vínculo com o clube até o fim da LIBERTADORES de 2015, com a possibilidade de renovação caso o time conquiste o título da competição continental e garanta sua participação no MUNDIAL DE CLUBES.
"Foi a renovação de contrato mais rápida que fiz na minha vida. Durou pouco mais de três segundos", brincou o presidente do clube, CARLOS MIGUEL AIDAR, que fez questão de acabar com o mistério e comunicar a boa-nova após o treino e a apresentação da nova camisa do MITO, no CT da BARRA FUNDA.
A conversa do mandatário com o camisa 1, na realidade, começou um dia antes. O goleiro, que havia anunciado o  fim da carreira em abril deste ano, já estava propenso a mudar de ideia depois de participar da evolução do time, que ainda disputa o vice-campeonato do BRASILEIRO, e de ouvir os conselhos de MURICY RAMALHO.

O  juiz SÉRGIO MORO, responsável pelos processos e investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO na Justiça Federal, decretou, nesta noite, a soltura de ADARICO NEGROMONTE, apontado como responsável por levar o dinheiro de propina da PETROBRÁS do escritório do doleiro ALBERTO YOUSSEFF para partidos políticos e agentes públicos. Ele, no entanto, está proibido de deixar o país, de mudar de endereço, deve entregar o passaporte no prazo de cinco dias e comparecer a todos os atos do processo, tanto na investigação quanto na eventual ação penal.

Irmãos do ministro da Agricultura, NERI GELLER, e suspeitos de participar de um suposto esquema bilionário de fraudes na concessão de lotes de terras públicas que deveriam ser destinadas à reforma agrária, os fazendeiros ODAIR e MILTON GELLER entregaram-se, ontem à noite, à Polícia Federal. Os dois estão no Centro de Custódia de CUIABÁ, onde prestaram depoimento hoje. ODAIR e MILTON são investigados na OPERAÇÃO TERRA PROMETIDA. O grupo é suspeito de aliciar e ameaçar posseiros da reforma agrária, obrigando-os a ceder seus lotes a preços bem abaixo dos de mercado. As ameaças eram feitas, segundo a PF, com "força física" e até uso de armas. Os lotes eram regularizados com ajuda de servidores do INCRA - oito estão presos junto com mais 39 pessoas. A PF também cumpriu 142 mandados de busca e apreensão e 30 de medidas restritivas. O nome do ministro foi citado diversas vezes em depoimentos na Justiça Federal, que repassou as informações ao STF, única instância da Justiça autorizada a investigar ministros. Ao receber de volta as investigações do STF, o juiz federal expediu os 33 mandados de prisão e o ministro não foi investigado pela PF. A estimativa é de que cerca de mil lotes tenham sido negociados, causando um prejuízo de cerca de uma bilhão de reais aos cofres públicos.  

2 015      :   -    SÁBADO
Uma manhã sossegada, mas pouco produtiva. Estou com problemas nas vistas e tenho dificuldades para mexer com o computador. Apesar de tudo, procuro atualizar os últimos dias de novembro.
LEIO NO JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO:
A CADEIA ESTÁ FICANDO CHEIA DELES
Operação do Ministério Público prendeu 13 pessoas, entre atuais e ex-vereadores, além de funcionários e parentes dos políticos de ITAPECERICA DA SERRA, suspeitos de roubar 2,5 milhões de reais dos cofres públicos.
Os políticos brasileiros cada vez mais frequentam o noticiário policial. Na semana em que o senador DELCÍDIO DO AMARAL ser preso em pleno exercício do mandato - o primeiro desde 1985 - três vereadores (sendo um licenciado do cargo para ocupar o cargo de secretário de Obras da prefeitura) tiveram o mesmo destino ontem em ITAPECERICA DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO. Um quarto parlamentar teve a prisão decretada, mas estava foragido até o fechamento desta edição. Eles são suspeitos de participação em um esquema que desviou 1,5 milhões de reais da Câmara Municipal.
A operação coordenada pelo Ministério Público, contou com 20 promotores e cerca de 200 policiais da PM.
Foram cumpridos mandados de prisão em mansões e policiais tiveram até de escalar um muro para ter acesso a um dos imóveis. Ao todo, 13 pessoas acabaram presas. Há três foragidos. Na Câmara também ocorreram apreensões de documentos e um cartaz na porta dizia que a Casa estava fechada "para dedetização".
De acordo com o MP, as investigações começaram em janeiro, após o Tribunal de Contas apontar irregularidades nas contas do Legislativo, em 2013. O ex-diretor financeiro da Casa, JORGE ISÃO, junto com uma funcionária, indicaram os demais participantes do desvio.
O valor foi retirado da sobra do orçamento do Legislativo, que deveria ser devolvido à Prefeitura, mas isso nunca aconteceu. Os suspeitos, segundo o MP, ficavam com parte do dinheiro do Executivo. Para justificar a fraude, o ex-diretor duplicava os gastos.
Entre os presos estão o vereador FABINHO GÊMEOS (PV), CÍCERO COSTA (PSDB), que foi presidente da Câmara à época dos desvios, e HÉRCULES DA FARMÁCIA (PMDB), além de quatro ex-parlamentares.
A coordenadora financeira da Câmara, SÔNIA OLIVEIRA, funcionária de confiança do atual presidente, ALEX PIRES (PSDB), e o secretário de Obras da cidade e vereador licenciado CLÉBER BERNARDES também foram detidos.
O prefeito AMARILDO GONÇALVES CHUVISCO (PMDB) foi cassado em 2014, por 30 dias, suspeito de compra de votos e é investigado na Operação REDENÇÃO, nome dado pelos promotores às apurações que culminaram com as prisões ontem.
O MP apura se o rombo nas contas da Casa também ocorreram em outros anos. De acordo com o vereador EDICARLOS BISPO DOS SANTOS (PDT), o desvio é antigo. "Eles só conseguiram provar de 2013, mas são mais de 40  milhões de reais roubados", garantiu o parlamentar. (reportagem de AMANDA GOMES e TATIANA CAVALCANTE).        

Luis Fabiano e Ceni não terão mais a oportunidade de atuar pelo São Paulo no Morumbi.
Não é só a briga pela classificação à Libertadores que motiva o São Paulo nesta penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Dar um final de ano digno aos ídolos Rogério Ceni e Luis Fabiano é uma das missões do atual grupo de jogadores do Tricolor. O duelo deste sábado, contra o Figueirense, marcará a despedida de ambos do Morumbi em jogos oficiais. O goleiro, lesionado, deverá comparecer ao estádio só para saudar os torcedores. Já o Fabuloso será titular no setor ofensivo da equipe.
Rogério Ceni, considerado o maior ídolo da história do Tricolor, fez a sua estreia no Morumbi em 18 de setembro de 1993, com uma vitória por 2 a 0 diante do Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Com a manchete “Tinha Que Dar o São Paulo”, o jornal A Gazeta Esportiva da época destaca a superioridade do time então comandado pelo técnico Telê Santana. Embora o rival não tenha exigido o jovem arqueiro, o São Paulo só conseguiu definir a partida nos minutos finais do segundo tempo. Dinho, aos 41, e Guilherme, aos 44, foram os autores dos dois gols.
O primeiro gol de Ceni no estádio só sairia seis anos depois. No dia 13 de setembro de 1997, o goleiro cobrou uma falta com perfeição, aos quatro minutos do primeiro tempo, e abriu o placar para o São Paulo no empate por 2 a 2 com o Botafogo, também válido pelo Brasileirão. Mas, segundo A Gazeta Esportiva, a alegria de Ceni com o gol deu lugar à irritação com o resultado final do duelo. “Depois de ter levado o segundo gol da equipe carioca, tomou um banho rápido e deixou o estádio esbaforido. Com frases curtas, destilou sua ira. “Não tem como explicar isso. Vou fazer o que? Milagre?”, relatou o jornal.

Não é só a briga pela classificação à Libertadores que motiva o São Paulo nesta penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Dar um final de ano digno aos ídolos Rogério Ceni e Luis Fabiano é uma das missões do atual grupo de jogadores do Tricolor. O duelo deste sábado, contra o Figueirense, marcará a despedida de ambos do Morumbi em jogos oficiais. O goleiro, lesionado, deverá comparecer ao estádio só para saudar os torcedores. Já o Fabuloso será titular no setor ofensivo da equipe.
Rogério Ceni, considerado o maior ídolo da história do Tricolor, fez a sua estreia no Morumbi em 18 de setembro de 1993, com uma vitória por 2 a 0 diante do Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Com a manchete “Tinha Que Dar o São Paulo”, o jornal A Gazeta Esportiva da época destaca a superioridade do time então comandado pelo técnico Telê Santana. Embora o rival não tenha exigido o jovem arqueiro, o São Paulo só conseguiu definir a partida nos minutos finais do segundo tempo. Dinho, aos 41, e Guilherme, aos 44, foram os autores dos dois gols.
O primeiro gol de Ceni no estádio só sairia seis anos depois. No dia 13 de setembro de 1997, o goleiro cobrou uma falta com perfeição, aos quatro minutos do primeiro tempo, e abriu o placar para o São Paulo no empate por 2 a 2 com o Botafogo, também válido pelo Brasileirão. Mas, segundo A Gazeta Esportiva, a alegria de Ceni com o gol deu lugar à irritação com o resultado final do duelo. “Depois de ter levado o segundo gol da equipe carioca, tomou um banho rápido e deixou o estádio esbaforido. Com frases curtas, destilou sua ira. “Não tem como explicar isso. Vou fazer o que? Milagre?”, relatou o jornal.
A frustração também acompanhou o atacante Luis Fabiano em seu primeiro jogo no Morumbi. O atleta substituiu o atacante Renatinho, aos 17 minutos do primeiro tempo da derrota por 2 a 0 para o São Caetano. O jogo, disputado pela primeira fase do Campeonato Paulista em 18 de fevereiro de 2001, teve gols de Sinval e César e marcou a estreia do Azulão no estádio são-paulino. Dez dias depois do confronto, o Fabuloso daria a primeira mostra de seu talento ao anotar dois gols na goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo, na partida de ida das finais do extinto Torneio Rio-SP – o Tricolor foi campeão no jogo de volta.
Já com certo prestígio entre os torcedores, Luis Fabiano marcaria o primeiro gol no Morumbi diante do Guarani, em 25 de março de 2001. O histórico rival da Ponte Preta, clube formador do Fabuloso, sofreu uma goleada por 4 a 1 no Campeonato Paulista. O gol do atacante, anotado aos 16 minutos da etapa complementar, foi o segundo do jogo. “Kaká tocou para Luis Fabiano na entrada da área. Ele fintou seu marcador e chutou no canto esquerdo, vencendo [o goleiro] Edervan”, narrou A Gazeta Esportiva. Júlio Baptista, Belletti e Rogério Pinheiro marcaram os outros três gols tricolores. Lindomar descontou.
Luis Fabiano, hoje com 35 anos, fará contra o Figueirense, no sábado, seu jogo de número 171 no Morumbi. Ele é o terceiro maior artilheiro da história do São Paulo, com 211 gols, e o segundo maior do estádio tricolor, com 124 – nove a menos que Serginho. Já Rogério Ceni, com dores decorrentes de uma ruptura do ligamento tíbio-fibular do pé direito, só poderá se despedir do Morumbi em uma partida festiva com os campeões mundiais de 2005, marcada para o dia 11 de dezembro.
Edoardo Ghirotto – São Paulo, SP Gazeta Esportiva
Parece cena de filme cômico, mas foi caso de polícia. À menos de um mês das festas de fim de ano, um homem vestido de PAPAI NOEL rendeu um piloto e roubou um helicóptero modelo ROBINSON 44, por volta do meio-dia de ontem, na zona norte da capital.
O suspeito contratou o serviço no Aeroporto CAMPO DE MARTE, em SANTANA, dizendo que faria uma apresentação surpresa em MAIRINQUE, no interior. Ele teria pagado quatro mil reais pelo táxi aéreo.
Sem desconfiar do "bom velhinho", o piloto de 28 anos decolou. Quando chegaram ao destino, dois homens aguardavam a aeronave e, de lá, a vítima foi forçada a voar até um sítio na região, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Chegando ao sítio, alugado na véspera do crime pelos três suspeitos, o PAPAI NOEL amarrou o piloto com uma corda e tapou sua boca com fita adesiva. Pouco depois, a vítima afirma ter escutado o barulho da aeronave decolando do campo de futebol. Passadas cerca de cinco horas, o piloto conseguiu se soltar e chamar a polícia.
Os bandidos deixaram para trás galões de gasolina vazios e a barba de PAPAI NOEL. O helicóptero sequestrado ainda não foi encontrado.

A ÁRVORE DE NATAL DO PAQRUE DO IBIRAPUERA foi acesa hoje, por volta das 20 horas, porém, a atração está menor, com 35 metros de altura (em 2014 eram 54) e traz na base ursos polares, soldados, bailarinas e sino. A iluminação, em 3D, tem figuras em relevo.

Tudo indicava que as lágrimas emocionadas de LUÍS FABIANO logo na execução do HINO NACIONAL se transformariam em um choro coletivo de tristeza para todos os torcedores do SÃO PAULO, nesta tarde, no MORUMBI. Mas, nos acréscimos, o TRICOLOR conseguiu uma virada histórica sobre o FIGUEIRENSE e venceu o jogo por 3 a 2.
A despedida do atacante, que seria apenas do estádio onde mais vibrou, virou um adeus definitivo. Ao fim do jogo, LUÍS FABIANO anunciou que não enfrentará o GOIÁS, na última rodada do BRASILEIRO, em GOIÂNIA.
"Meu último jogo foi esse no MORUMBI. É uma decisão em conjunto. Foi combinado, se tivéssemos uma vitória, eu não jogaria mais", explicou o jogador, chorando e confiante de que o SÃO PAULO vai alcançar a vaga para a LIBERTADORES.
Com o resultado, o clube se manteve em quarto lugar, agora com 59 pontos, e segue dependendo apenas de si para confirmar sua vaga.

2 016      :     -     SEGUNDA-FEIRA
O Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial entregará hoje, às 10 horas, um documento sobre a reforma do ensino no BRASIL, para o MINISTRO DA EDUCAÇÃO. Saio mais cedo de casa para participar, como convidado, da reunião de conselheiros da Associação Comercial, convidados para assistir a uma palestra do Ministro José Mendonça Bezerra Filho:
Currículo
Graduado em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade de Pernambuco (UPE). Fez curso de gestão pública pela Kennedy School, escola de governo da UNIVERSIDADE DE HARVARD (EUA). Começou a vida pública aos 20 anos. Foi, na época, o deputado estadual mais novo eleito no país. Elegeu-se governador de Pernambuco em 2006. Foi vice-governador nas duas gestões de Jarbas Vasconcelos (1999–2002 e 2002–2006), secretário de estado (1991–1993) e deputado estadual por dois mandatos (1987–1990 e 1991–1994). Estava no curso do terceiro mandato como deputado federal quando surgiu o convite para o Ministério da Educação e Cultura.
Mendonça Filho teve atuação marcante na Câmara dos Deputados, pelo perfil de articulador, debatedor e propositor de projetos de interesse do Brasil. Na área de educação, apresentou projetos para ampliação do Fies para alunos de autarquias municipais, além de estabelecer os 6 anos como idade máxima para alfabetização das crianças na rede pública. É autor da Lei de Informática, que dispõe sobre a prorrogação de prazo dos benefícios concedidos até 2029, e da emenda da reeleição para cargos executivos. Publicou o livro Reeleição: Aprimorando o Sistema Presidencial Brasileiro.
Foi o primeiro vice-governador de Pernambuco a exercer a função como executivo público. Com o perfil de gestor equilibrado, tocou importantes programas e obras do governo, tais como a presidência da Comissão Diretora de Reforma do Estado, que tirou o aparelho burocrático de Pernambuco do marasmo, ao adotar moderna política de gestão. Comandou programas de atração de investimentos e projetos estruturadores, como o Águas de Pernambuco, o Estradas para o Desenvolvimento, o de eletrificação rural e o do porto digital, além da consolidação do porto de Suape.
Em 2006, assumiu o governo do estado e adotou política arrojada na área de gestão, com programas e ações inovadoras, como a ampliação das escolas em tempo integral, o Jovem Campeão, a Agenda da Juventude, o Universidade Democrática e a Ação Integrada pela Segurança. Participou de vários conselhos, entre os quais o da assembleia da Fundação Getúlio Vargas, na condição de governador de Pernambuco, e foi secretário-executivo do conselho Pernambuco Pacto 21.
Mendonça Filho nasceu em Recife, em 1966. É casado e tem três filhos.

Também está presente a esse evento o SENADOR JORGE KONDER BORNHAUSER.
Jorge Konder Bornhausen nasceu no Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1937, filho de Irineu Bornhausen e de Maria Konder Bornhausen. A participação dos Konder na política catarinense remonta à década de 1920. Seu tio Adolfo Konder foi deputado federal de 1921 a 1926 e governador de Santa Catarina de 1926 a 1930, enquanto Vítor Konder foi ministro da Viação de 1926 a 1930. Afastados do poder pela Revolução de 1930, os Konder mantiveram-se em oposição ao governo Vargas, cultivando duradoura rivalidade com os Ramos, outra oligarquia estadual, então em ascensão, liderada por Nereu Ramos, governador e interventor em Santa Catarina entre 1935 e 1945. Com a redemocratização do país em 1945, enquanto os Ramos foram para o Partido Social Democrático (PSD), os Konder participaram da organização da União Democrática Nacional (UDN), cuja seção estadual Irineu, pai de Jorge Bornhausen, viria a presidir por mais de uma vez. Irineu Bornhausen foi ainda governador de Santa Catarina de 1951 e 1956 e senador de 1959 a 1967. 
Jorge Bornhausen cursou o primário no Colégio Cristo Redentor e o secundário no Colégio Santo Inácio, ambos no Rio de Janeiro. Em 1956, ingressou na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, onde, em 1960, graduou-se em direito. Em seguida, transferiu-se para Blumenau (SC), onde começou a advogar. Em 1966 mudou-se para Florianópolis, passando a trabalhar em empresas da família. Em 1966 e 1967 foi diretor da Pátria Companhia Brasileira de Seguros Gerais, da Nova Pátria Companhia Brasileira de Seguros Gerais e das Indústrias Gropp S.A., além de chefe do departamento jurídico do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina.
O clã dos Konder Bornhausen apoiou, em março de 1964, o movimento político-militar que depôs o presidente João Goulart. Posteriormente, com a extinção dos partidos políticos e a instauração do bipartidarismo, integrou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar que congregou tanto udenistas quanto pessedistas catarinenses. Ao lado de seu pai, Jorge Bornhausen foi um dos responsáveis pela convivência dos dois agrupamentos rivais no novo partido situacionista.
Iniciou a carreira política em janeiro de 1967, ao ser eleito indiretamente, com 29 anos, vice-governador de Santa Catarina, no lugar de Francisco Roberto Dall’Igna, que fora eleito juntamente com Ivo Silveira (1966-1971) e em fins de 1966 fora cassado pelo Ato Institucional nº 2. Como na época só podiam assumir cargos executivos os maiores de 30 anos, sua posse foi assegurada pelo governador do estado, que aprovou emenda na Constituição estadual alterando o parágrafo relativo ao limite de idade para o Executivo. Ao deixar o cargo em 15 de março de 1971, voltou a trabalhar pela consolidação da Arena no estado. Em 1972 foi eleito vice-presidente do diretório regional do partido e, em 1973, tornou-se seu presidente. Sua atuação foi fundamental para frustrar a tentativa do então governador Colombo Sales (1971-1975) de fazer seu sucessor e desalojar do poder as tradicionais famílias catarinenses. 
Em 1974, o presidente Emílio Médici indicou para o governo de Santa Catarina Antônio Carlos Konder Reis. Empossado o novo governo no ano seguinte, Jorge Bornhausen foi nomeado presidente do Banco do Estado de Santa Catarina. Ocupou o cargo até 1978, quando foi indicado para suceder a Konder Reis no governo do estado. A escolha de seu nome para representar a Arena nas eleições indiretas para o governo de Santa Catarina traduziu o reconhecimento do regime militar à sua fidelidade e contribuiu decisivamente para a consolidação de sua liderança na cena política catarinense. Segundo informações da imprensa na época, sua indicação teria sido articulada pelo ministro da Justiça, Petrônio Portela, e pelo chefe da Casa Civil, general Golbery do Couto e Silva, dois importantes artífices do processo de distensão política durante o governo do presidente Ernesto Geisel (1974-1979).
Jorge Bornhausen apoiou publicamente o nome do general João Batista Figueiredo para suceder a Geisel e defendeu a manutenção de eleições indiretas para presidente da República, sob o argumento de que, num país com as dimensões do Brasil, eleições presidenciais diretas geravam instabilidade. Eleito pela Assembleia Legislativa catarinense em setembro de 1978, tomou posse no governo do estado em 15 de maio de 1979.  

Vamos encontrar na Associação Comercial, no 9º andar: ADOLFO SAVELLI, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e dona MARGARIDA LIMA, ALEXANDRE PRESTO, RESENDE, HELIODORO e muitos outros membros do Conselho Cívico e Cultural. A palestra do ministro vai até 11:30 horas. Responde à várias perguntas e retorna para BRASÍLIA.
Almoço na AOMESP e, à tarde, estou no MUSEU MILITAR. Vamos nos preparar para os eventos desta semana, onde amanhã, dia 29 de novembro, criaremos em ARARAQUARA o 56º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda amanhã, teremos sessão solene na Assembleia Legislativa, proposta pelo Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA.

Ré confessa no assassinato de seu marido, o empresário MARCOS MATSUNAGA, executivo da YOKI, uma das maiores empresas alimentícias do BRASIL, ELIZE MATSUNAGA, de 34 anos, sentou hoje pela primeira vez em frente ao júri popular, quatro anos depois que matou o marido com um tiro na cabeça e depois o esquartejou em sete partes.
Duas das três testemunhas ouvidas hoje, no primeiro dia do julgamento que deve se estender até o fim de semana, afirmaram que ELIZE comprou uma serra elétrica na véspera do crime, ocorrido em 19 de maio de 2012.
Babá da filha do casal na casa dos MATSUNAGA, MAURICELA DOS SANTOS contou que ELIZE comprou o equipamento quando retornavam do PARANÁ, onde esteve com a mãe e a filha, por alguns dias. Antes, a primeira testemunha, a babá folguista AMONIR DOS SANTOS, que é filha de MAURICELA, já havia confirmado a história da mãe.
Para a acusação, a compra da serra indica premeditação, o que pode agravar a pena de ELIZE. Ela responde presa, em TREMEMBÉ, pela acusação de homicídio doloso triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima), destruição e ocultação de cadáver.
“Há elementos que nos trazem convicções de que o crime foi premeditado”, disse o advogado de acusação, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO.
O promotor JOSÉ CARLOS COSENZO reforçou que MARCOS não foi morto com um tiro. “Ele morreu em razão de asfixia respiratória por aspirar sangue em razão da degola. Ela começa a esquartejá-lo vivo”.
A defesa, porém, não vê relação da compra da serra com o crime, uma vez que MARCOS foi esquartejado com uma faca. “Havia inúmeras caixas de vinho naquele apartamento, foi um pedido do próprio MARCOS para abri-las. Se fosse premeditado, ela teria usado a serra e não força física para isso”, disse LUCIANO DE FREITAS SANTORO.
Primeira testemunha ouvida hoje, a folguista AMONIR DOS SANTOS se mostrou muito confusa. Para quase todas perguntas, de defesa ou acusação, seus respostas eram quase sempre “não me recordo”. Em seguida, sua mãe, MAURICELA DOS SANTOS, confirmou a compra da serra elétrica, passou mal e teve de ser atendida pelos médicos e, depois, disse que durante a estadia no PARANÁ, ELIZE falava diariamente ao celular com “um tal” de WILLIAN.
Este seria a terceira e última testemunha ouvida hoje e trata-se do detetiva particular contratado por ela para ficar em cima do marido. Em seu depoimento, WILLIAN COELHO DE OLIVEIRA relatou que “ELIZE reagiu como qualquer mulher traída”, chorou e confirmou que ela foi avisada da traição quando estava ainda no PARANÁ. “Me causou estranheza quando ela veio buscar o DVD com as gravações e disse que ele estava desaparecido. Eu me ofereci para ajudar, mas ela rejeitou”, disse.

Nove pessoas ficaram feridas em um incêndio em uma fábrica de produtos químicos em DIADEMA, no ABCD, nesta manhã. Quatro das vítimas tiveram 40% do corpo queimado.
Imagens feitas por helicópteros de TV mostraram chamas bastante altas na fábrica. Houve relatos de que latas de spray foram arremessadas pelo impacto do fogo entre as explosões.
Além dos nove feridos, os bombeiros socorreram no local mais quatro pessoas que estavam passando mal por inalar a fumaça e foram liberadas.


2 017       :    -     TERÇA-FEIRA
Preciso, nesta manhã, ir até o SANTANDER, na Rua RANGEL PESTANA,  pois o fato do governador não conceder reajuste nos nossos vencimentos, já ultrapassando quatro anos, e a carestia corroendo nosso ganho, deixa todo os policiais militares em situação aflitiva, inclusive eu.
Após acertar as contas na agência bancária, passo pela antiga sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na Rua ANITA GARIBALDI e, ali, vejo com os funcionários da FUNDABOM documentos que ainda são encaminhados para esse lugar.
Vou para o MUSEU MILITAR somente depois das 14 horas. MARINEI e GABRIEL trabalham muito em torno do levantamento financeiro da Sociedade para a reunião da Diretoria Executiva e Presidentes de Núcleos e Comissões na noite de amanhã.
MARINEI vai me levar até em casa. Ela pretende acertar a contabilidade da Sociedade nos próximos dias. Aproxima-se o final de 2017 e ela precisa elaborar o balancete do ano.

Quatro dias após reportagem demonstrar que MARCO POLO DEL NERO pode ter fraudado convênios de 6,6 milhões de reais entre a Federação Paulista de Futebol e o governo do Estado de SÃO PAULO para beneficiar uma empresa parceira, o Ministério Público paulista revelou que abrirá um processo para investigar o dirigente.
De acordo com o MP, o procedimento seria autuado hoje e distribuído para um dos promotores determinar as providências.
Sem poder deixar o país, temendo ser preso por ter sido indiciado pela Justiça dos EUA, DEL NERO não vai ao sorteio da COPA DA RÚSSIA, sexta-feira. Desde que JOÃO HAVELANGE ganhou o poder na FIFA, em 1974, nunca o BRASIL chegou tão fraco nos bastidores da entidade.
TEIXEIRA É CITADO – Ex-presidente da CBF e representante do BRASIL no Comitê Executivo da FIFA até 2012, quando renunciou aos cargos, RICARDO TEIXEIRA está entre os que mais receberam propina em negociações de contratos do futebol mundial, segundo o ex-chefe do futebol colombiano, LUÍS BEDOYA, em depoimento à Justiça americana.

Por dois votos a um, os ministros da Segunda Turma do STF negaram hoje um pedido de liberdade feito pelo ex-deputado EDUARDO CUNHA. Para o ministro GILMAR MENDES, que votou contra, CUNHA, porém, poderia sair da prisão e cumprir medidas alternativas, que seriam definidas pela Justiça.

Ao aceitar comandar o PSDB para tentar evitar um racha irreversível no partido, GERALDO ALCKMIN pavimentou o caminho para sua candidatura à Presidência em 2018. Mas seus problemas estão só começando.
O governador paulista terá de contornar uma série de obstáculos para dar competividade ao seu objetivo, a começar pela própria casa.
O PSDB pode não ter implodido, mas está cheio de fissuras. A solução que o governador estuda é fazer uma divisão de poder entre os grupos divergentes na Executiva a ser eleita no dia 9 de dezembro.
Essa partilha tem viés pacificador e operacional, contemplando os candidatos a presidente da sigla que desistiram em favor dele.
O governador MARCONI PERILLO pode ficar com uma vice—presidência e será responsável pelos palanques estaduais de 2018.
A tarefa é central para nacionalizar a candidatura de ALCKMIN, em especial nas regiões em que o PSDB é anêmico: Nordeste e Norte.
Já o senador TASSO JEREISSATI se dedicará mais ao programa de campanha.
SÃO PAULO é outra trincheira complexa. ALCKMIN precisa compor com o senador JOSÉ SERRA, líder de ala importante que disse a interlocutores que gostaria de tentar a Presidência novamente.
Isso hoje é improvável. Logo SERRA estaria entre ficar no Senado, com a perspectiva de talvez presidir a Casa, caso ALCKMIN seja presidente, e a disputa estadual paulista.
Se bater o pé pelo Palácio dos Bandeirantes, o nó a desatar passaria a ser JOÃO DORIA. Desde que o prefeito paulistano buscou viabilizar voo presidencial e acabou abatido por ALCKMIN, ele indica interesse pelo Estado.   

O ministro da Fazenda, HENRIQUE MEIRELLES, fez um cálculo político estratégico e decidiu investir de forma mais incisiva em busca do apoio de MICHEL TEMER e RODRIGO MAIA para a sua candidatura em 2018.
Espremido pela disputa entre o PMDB do presidente da República e o DEM do chefe da Câmara – que procuram um nome para as eleições do próximo não – MEIRELLES avalia que precisa se consolidar como a opção de centro-direita aclamada por MAIA, ao mesmo tempo em que faz a defesa do legado de TEMER.
A recente influência do presidente da Câmara na redistribuição de cargos no governo mirava a articulação de uma aliança entre PMDB, DEM e partidos do centrão como PR, PP e PSD, para as eleições de 2018. O objetivo era bem claro: isolar GERALDO ALCKMIN, provável candidato do PSDB à Presidência.
Filiado ao PSD, MEIRELLES resolveu se antecipar para encabeçar essa possível chapa e estabeleceu um piso de 5% das intenções de voto nas pesquisas de março como gatilho para se lançar na corrida ao Palácio do Planalto – hoje ele tem 2%.
Caso não chegue a esse patamar no mês em que os ministros que concorrerão às eleições precisam deixar os cargos no governo, MEIRELLES pode desistir da disputa.
Segundo apurou a reportagem, a operação desencadeada pelo ministro da Fazenda já contou com reuniões reservadas com MAIA e uma sinalização direta a TEMER, que teria dito a seus principais assessores que gosta da ideia.

O presidente nacional do PR e ex-ministro dos Transportes, ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, se entregou hoje à Polícia Federal. Ele estava foragido havia uma semana, com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça Eleitoral do RIO.
O político recebeu voz de prisão logo após chegar à superintendência da PF em BRASÍLIA, segundo sua defesa.
RODRIGUES é investigado no âmbito da OPERAÇÃO CAIXA D´ÁGUA, a mesma que prendeu os ex-governadores do RIO, ANTHONY e ROSINHA GAROTINHO, também do PR.
Segundo a denúncia, ele participou de esquema de propina que envolveu três milhões de reais da JBS para a campanha de GAROTINHO ao governo do RIO, em 2014.
O advogado DANIEL BIALSKI afirmou que seu cliente decidiu se entregar “espontaneamente”, pois havia uma especulação de que estaria tentando afrontar a boa instrução do processo”.

A Polícia Federal disse em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal que há indícios de que GEDDEL VIEIRA LIMA, seu irmão, o deputado LÚCIO VIEIRA LIMA e a mãe deles, MARLUCE VIEIRA LIMA, cometeram associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Essa é a conclusão da investigação dos 51 milhões de reais, descoberto em um apartamento em SALVADOR, cuja origem é investigada. A defesa da família não foi encontrada.

O empresário JOESLEY BATISTA, dono da JBS, permaneceu calado em reunião das CPIs da JBS e do BNDES para a qual foi convocado a depor, no Senado, hoje.
JOESLEY está preso em SÃO PAULO após ter sua imunidade, que havia sido adquirida em acordo de delação premiada, revogada.
“Eu me mantenho em silêncio”, se limitou a repetir o empresário, a quase todos os questionamentos na sessão de hoje, que durou cerca de quatro horas.

Ministério Público Federal apresentou ao juiz SÉRGIO MORO uma planilha fornecida por EMYR COSTA JÚNIOR, engenheiro da ODEBRECHT. O documento, segundo o delator, demonstraria o empenho de 700 mil reais na compra de materiais e serviços relativos à reforma do sítio em ATIBAIA que envolve o ex-presidente LULA, acusado de corrupção no processo.
A defesa de LULA, por sua vez, diz que não há qualquer conexão entre a planilha e o ex-presidente e o sítio.

O corpo da adolescente CAMILI GUIMARÃES, 15 anos, foi encontrado no último sábado no bairro do BONSUCESSO, em GUARULHOS. A garota estava desaparecida desde a manhã do último dia 19, quando foi deixada por amigas em um ponto de ônibus, após um baile.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o Setor de Homicídios da Polícia Civil de GUARULHOS, tem ouvido pessoas na tentativa de identificar o responsável por ter cometido o crime.

A Justiça de GOIÁS determinou hoje que o adolescente de 14 anos que atirou em colegas de sala do colégio GOYAZES, em GOIÂNIA, no mês passado, fique três anos internado cumprindo medida socioeducativa. No ataque, dois alunos de 13 anos foram mortos e outros quatro ficaram feridos, entre eles uma adolescente de 14 anos ficou paraplégica.
A sentença foi proferida ao fim da audiência no Juizado da Infância e Juventude. Ao todo, foram ouvidas duas testemunhas de defesa e duas de acusação, entre as quais, respectivamente, uma babá do estudante e um conselheiro tutelar, e uma professora do colégio e um PM.
A pena de três anos de reclusão é o máximo previsto em lei como medida socioeducativa imposta a adolescentes infratores. A advogada do atirador, ROSÂNGELA MAGALHÃES DE ALMEIDA, afirmou que a defesa não vai recorrer “dada a gravidade dos fatos e a preocupação constante e primeira de garantir a integridade física dele”, por ele ser filho de policiais militares. O jovem usou a arma da mãe no dia do ataque.
Além da pena, o adolescente terá de se submeter, a cada seis meses, a uma avaliação da Justiça em relação a comportamento e às condições gerais de momento. O jovem cumprirá a medida socioeducativa em uma unidade para adolescentes infratores no interior de GOIÁS.

O empresário THIAGO CELSO ZANETTI, 37 anos, foi assassinado hoje pela manhã quando chegava para trabalhar na garagem da IMPERIAL TRANSPORTES URBANOS, em SAPOPEMBA. O responsável por atirar contra a vítima conseguiu fugir e não foi ainda capturado.
O crime aconteceu na Rua LEANDRO DE SEVILHA, altura do número 95, por volta das 10 horas. ZANETTI se aproximava da entrada da garagem com sua SAVEIRO prateada quando foi surpreendido por um homem que disparou várias vezes em sua direção. A vítima acelerou o carro, cruzou o portão e bateu na portaria.
ZANETTI foi atingido por duas balas, uma no peito e outra em um dos braços. O empresário ainda foi levado com vida até o Pronto-Socorro do JARDIM IVO onde chegou cerca de dez minutos depois do crime. Entretanto,

apesar de ter recebido socorro médico, ele acabou morrendo.
A única câmera disponível mostra, à distância, um ponto pelo qual não é possível identificar o atirador. “Quem atirou estava com a cabeça baixa e usava boné”, disse o delegado DANIEL COLOMBINI, do 69º DP (COHAB TEOTÔNIO VILELA). O caso será investigado pelo DHPP.

O SÍTIO DO CAPÃO, construção já registrada no século 17 (em 1698), onde morou entre 1827 e 1841 o regente DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ (1784-1843), está esquecido e é quase um anônimo na cidade. Cercado de terrenos vazios e até de uma área de 35 mil metros quadrados, entregue à prefeitura em 2003, está ocioso há décadas. Ali, entre paredes de taipa de pilão, o PADRE FEIJÓ presidiu por dois anos o BRASIL (de 1835 a 1837), quando o então imperador PEDRO 2º ainda era uma criança. A gestão JOÃO DORIA não soube informar de nenhum projeto à área. Os proprietários do imóvel, que inclui o sítio, não quiseram dar entrevista para explicar qual pode ser o destino da área.    

A ONG HUMAN RIGHTS WATCH publicará amanhã um relatório documentando 88 casos de violações de direitos humanos que teriam sido cometidas pelo governo da VENEZUELA contra manifestantes e opositores políticos, entre abril e setembro de 2017.
Para o relatório, foram entrevistadas 120 pessoas, que relatam abusos como espancamentos, tortura com choques elétricos, asfixia e agressão sexual, além de prisões arbitrárias.
Segundo TAMARA TARACIUK, pesquisadora sênior da HRW para as AMÉRICAS e autora do relatório, uma cópia foi enviada ao TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL e a LUÍS ALMAGRO, secretário-geral da OEA.
“Queremos que os depoimentos estimulem, entre eles o BRASIL, a impor sanções dirigidas a autoridades do governo venezuelano responsáveis pelas torturas e abusos”, disse TARACIUK.
Essas punições seriam a pessoas que teriam a entrada barrada nos países e seus bens congelados. CANADÁ, ESTADOS UNIDOS e UNIÃO EUROPÉIA já aplicam esse tipo de sanção contra autoridades do governo MADURO.  

A CORÉIA DO NORTE, do ditador KIM JONG-UN, disparou um míssil balístico intercontinental hoje, informaram autoridades japonesas, sul-coreanas e americanas.
O PENTÁGONO afirmou que o míssil de hoje foi disparado de um local próximo à capital norte-coreana, PYONGYANG, e percorreu uma distância de 960 km e atingiu uma altura de 4.500 km.
Segundo o secretário de Defesa americano, JAMES MATTIS, o míssil atingiu a maior altura entre os testes norte-coreanos até o momento, e representa uma ameaça global.
“Ele voou mais alto do que qualquer outro que eles tenham lançado. É um esforço de pesquisa e desenvolvimento da parte deles para continuar a construir mísseis balísticos que atinjam qualquer lugar do mundo”.
É a terceira vez que PYONGYANG testa um míssil intercontinental – os dois primeiros foram em julho – e o primeiro lançamento de míssil desde setembro, quando um foguete de médio alcance sobrevoou o JAPÃO.
O Ministro da Defesa japonês disse que o míssil voou durante cerca de 53 minutos e caiu no mar do JAPÃO, a 370 km da costa japonesa. Para efeito de comparação, no penúltimo teste, em 29 de agosto, o projétil havia ficado no ar por 14 minutos.
O presidente dos EUA, DONALD TRUMP, disse que “nós vamos cuidar disso”, mas não deu detalhes.
Minutos após o disparo, a COREIA DO SUL lançou um teste de míssil em resposta. O presidente MOON JAE-IN convocou encontro com seu Conselho de Segurança Nacional.
O novo teste ocorre uma semana após TRUMP colocar a COREIA DO NORTE na lista de países patrocinadores do terrorismo e WASHINGTON anunciar novas sanções.
A crise na península Coreana se agravou em julho, quando o ditador KIM JONG-UN ordenou um teste de um míssil com alcance intercontinental. O regime voltou a lançar mísseis no fim de agosto e em setembro.
Isso levou TRUMP a dizer que responderia com “fogo e fúria”. Em resposta, KIM ameaçou a ILHA DE GUAM, território americano no PACÍFICO e prometeu também de afundar o JAPÃO.

O acúmulo de hidrogênio após um curto-circuito em suas baterias da proa provocou a explosão do submarino argentino ARA SAN JUAN, desaparecido desde o dia 15 com 44 tripulantes a bordo. A informação foi passada hoje pela Marinha.
“Interpretamos que essa explosão foi por conta de uma concentração de hidrogênio”, disse ENRIQUE BALBI, porta-voz da Marinha da ARGENTINA, que explicou que as baterias elétricas do submarino geram constantemente este elemento químico, que deve ser expelido da embarcação por ser potencialmente explosivo.
Na segunda-feira, dia 27, uma TV argentina mostrou um comunicado do comandante do submarino, CLÁUDIO JAVIER VILLAMILDE, relatando um princípio de incêndio em uma das baterias provocado por entrada de água. Esse teria sido o último contato com a Marinha.
A infiltração de água que atingiu as baterias foi por meio do snorkel. Hoje, o porta-voz afirmou que o comandante não considerou o princípio de incêndio como uma emergência. “Se fosse assim, ele teria subido para a superfície e lhe seria indicado um porto”.
As buscas pela embarcação se concentram em uma área circular de cerca de 4.070 quilômetros quadrados no ATLÂNTICO SUL, seguindo a pista da explosão detectada, em um grande esforço no qual participam diversos países, entre eles ESTADOS UNIDOS, REINO UNIDO e BRASIL.
Apesar dos indícios de que o ARA SAN JUAN, um submarino no TR-1700 produzido na ALEMANHA na década de 1980, teve um final trágico, alguns parentes dos tripulantes seguem se agarrando à esperança.
“Estamos todos juntos e unidos para nos dar esperança e que estejamos fortes”, disse hoje MARTA VALLEJOS, irmã do segundo-sargento CELSO VALLEJOS, que estava a bordo da embarcação desaparecida, na base naval do balneário MAR DEL PLATA, onde o submarino argentino deveria ter chegado há mais de uma semana.   
A Marinha da ARGENTINA dispensou dois dos três navios brasileiros que haviam sido mobilizados para auxiliar na busca pelo submarino ARA SAN JUAN. Segundo a Marinha do BRASIL, o navio polar ALMIRANTE MAXIMIANO voltará para a região da estação antártica brasileira COMANDANTE FERRAZ e a fragata RADEMAKER retornará para o BRASIL.
A dispensa ocorreu na segunda-feira, dia 27, quando ficou evidente que um grave acidente deve ter vitimado o SAN JUAN. O navio de socorro submarino FELINTO PERRY segue na operação.    






2 018     :     -    QUARTA-FEIRA
A ACADEMIA WILLIAM SHAKESPEARE irá sagrar hoje à noite, na Assembleia Legislativa de SÃO PAULO, os Cavaleiros da ORDEM da Academia. Vamos nos preparar para esse momento.
Pela manhã, em minha biblioteca, cuido de minhas memórias. Os eventos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC não possibilitam um trabalho diário quanto aos apontamentos de minhas memórias e, em consequência, também o meu blog sofre desatualização, com certa frequência.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro MARINEI e GABRIEL cuidando da documentação para a solenidade marcada para 30 de novembro, quando lançaremos a medalha ALDO QUIORATTO, do núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”.
MARINEI prontifica-se a me levar até à Assembleia Legislativa para a sagração dos cavaleiros da Ordem da Academia WIILIAM SHAKESPEARE. Há o problema de envergar o uniforme da ORDEM (fardão).
No estacionamento da Assembleia, uma CABO PM não quer deixar a MARINEI entrar com o carro. É a primeira vez que isso acontece nas dezenas de vezes que já compareci na ALESP. Argumenta ela que está obedecendo ordens e vai-se descobrir que ninguém sabe do evento marcado para o auditório  TEOTÔNIO VILLELA. Uma deputada que pediu a cessão do local para a sagração dos cavaleiros da Ordem da Academia WS, não avisou a assistência militar da ALESP. Depois, tudo se normaliza, após a conversa com um capitão que trabalha na Assistência Militar.
Vamos nos encontrar com os companheiros da Academia WS, sendo um deles o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES.  O Presidente do Conselho da Ordem é o JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA. Acima dele está o GRÃO-MESTRE da Ordem, ANTÔNIO ALVES TEIXEIRA, que é também o Presidente da ACADEMIA WILLIAM SHAKESPEARE; O Vice-presidente é o SÉRGIO LISTA JÚNIOR.  Estão também presentes para a sagração: EDMILSON VENTURA MONTEIRO, GABRIEL SORMANI,  DONATO, MARCOS ALVES MARÇAL, ALBERTO GENTIL, LUCAS CINTRA, CARLA MARTINS, WÁGNER JOSÉ SALDANHA, RODRIGO, FLÁVIO,   

ORDEM DOS CAVALEIROS WILLIAM SHAKESPEARE
O GRÃO-MESTRE DOM ANTÔNIO ALVES TEIXEIRA no uso de suas atribuições legais confere o Grau de Grão-Cruz a:
MÁRIO FONSECA VENTURA
Tendo em vista que o cavaleiro, por meio dos seus méritos pessoais e culturais, tem prestado serviços relevantes à sociedade brasileira, sempre enfatizando a: honra, dignidade e respeito e outorga-lhe o presente certificado, para que possa gozar de todos os direitos e prerrogativas.
Registrado sob o Nº 028/18
SÃO PAULO, 28 DE NOVEMBRO DE 2018
É uma noite especial, histórica, conduzida magistralmente pelo cerimonialista J.B. OLIVEIRA, Presidente do Conselho da Ordem. O jornalista HAMILTON TADEU tira dezenas de fotos e pretende fazer um vídeo desse evento importantíssimo para a Academia WILLIAM SHAKESPEARE.
A presença do VICE-ALMIRANTE CLÁUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA enaltece sobremaneira a cerimônia de sagração dos Cavaleiros. Ele também está contente, pois ontem foi sua promoção a esse posto.
O encerramento vai se dar quase às 22 horas. Vamos retornar a nossos lares. MARINEI ajuda-me nisso, com o sacrifício de seu descanso. O trânsito para GUARULHOS está complicado nesta noite chuvosa.

O BOPE lamenta a morte do Cabo Carlos Henrique de Paula Nibbering, ocorrida na madrugada desta quarta-feira (28/11). O Cabo Nibbering sofreu um mal súbito durante um exercício de campo do Curso de Operações Especiais (COESP) realizado em área de mata no município de Itaguaí. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital municipal São Francisco Xavier, em Itaguaí, mas apesar de todos os esforços, ele teve uma parada cardíaca e não resistiu. Além da Caveira conquistada, o CB Nibbering era formado como Raio 723 no BOPE desde 2015, tinha 29 anos, deixa esposa e filho.

A juíza LUCIANE REGINA MARTINS DE PAULA, da 1ª Vara Criminal de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR), aceitou, hoje à noite, a denúncia oferecida pelo  Ministério Público do PARANÁ contra os sete envolvidos na morte do jogador DANIEL CORRÊA DE FREITAS, de 24 anos. Com isso, os acusados agora passam a ser considerados réus no processo. Estão presos EDISON BRITTES JÚNIOR, o JUNINHO RIQUEZA, réu confesso do crime; CRISTIANA e ALLANA, esposa e filha de EDISON; EDUARDO DA SILVA, YGOR KING e DAVID VOLLERO, que participaram do espancamento e estavam no carro que levaram DANIEL ao local onde foi morto. A única que não está presa é EVELLYN BRISOLA PERUSSO, 19 anos.
Durante o dia, a defesa de EVELLYN reagiu com “espanto” à notícia de que sua cliente fora denunciada pelo Ministério Público. Sobre EVELLYN, a promotoria afirma que ela praticou fraude processual ao estar ciente de que estava cometendo crime limpando os vestígios de sangue. De acordo com LUÍS ROBERTO ZANONEL, advogado de defesa, sua cliente é inocente de todas as imputações. “Ela foi coagida a estar na residência e a limpar o sangue. Tanto que as pessoas foram indiciadas por coação a testemunhas, incluindo ela”, argumentou.

Um motorista de UBER, de 40 anos, agrediu a auxiliar administrativa ALANA MENDES JORDÃO, 22 anos, na quinta-feira, após ela pedir para cancelar uma corrida que faria com ele em OSASCO. Câmera de segurança flagrou o motorista saindo do carro e brigando com ALANA. Ele desferiu socos e chutes contra ela, derrubando-a no chão.
As agressões ocorreram por volta das 9 horas, na RUA PARDAL, em OSASCO. A auxiliar administrativa mora na região e havia solicitado o transporte para ir ao trabalho.
Os desentendimentos com o motorista começaram quando ela, já dentro do carro, solicitou que fizesse uma parada a três quadras do local que estavam para poder pegar uma amiga. As duas iriam para o mesmo destino e desejavam dividir o valor da corrida.
De acordo com boletim de ocorrência registrado no 3º DP de OSASCO, o motorista não gostou da ideia e disse que não iria até o outro endereço, alegando que não haveria novo cálculo do valor que seria repassado pela UBER. ALANA então pediu para cancelar a corrida, já que esperava rachar o valor com a amiga. Segundo a polícia, o motorista ficou alterado e afirmou que a auxiliar administrativa teria de pagar o cancelamento.
ALANA saiu do carro e bateu a porta “de forma enérgica”, de acordo com o boletim. Após isso, ALANA relatou que o motorista passou a xingá-la de vagabunda e que “por isso merecia apanhar de macho”. Após as agressões, o motorista foi embora do local. Com o celular, ALANA conseguiu gravar uma ameaça dele: “Eu sei onde você mora, né”. Ferida, ALANA procurou atendimento médico no pronto-socorro de VILA AYROSA, recebendo curativos no olho direito e na barriga. O caso foi registrado como lesão corporal e injúria. A investigação está a cardo do 3º DP do município.

A Polícia Militar prendeu dois homens acusados de roubar uma casa e fazer os moradores reféns. O caso ocorreu hoje pela manhã no JAGUARÉ. Um parente das vítimas conseguiu avisar a polícia sobre o crime. Quando a Polícia Militar chegou ao local, a dupla não quis se entregar e foi necessária negociação. Durante o processo, três vítimas foram liberadas e os acusados se entregaram. Com eles, foi apreendida uma pistola ponto 40. O caso foi registrado no 93º DP (JAGUARÉ).

A Polícia Civil fez uma operação nesta manhã, batizada de CAMPOS ELÍSEOS 2, que levou à prisão de três suspeitos de tráfico e um por receptação e buscas em sete hotéis da cracolândia, onde foram apreendidos drogas e dinheiro.
A ação ocorreu após oito meses monitorando a cracolândia com uso de câmeras e interceptações telefônicas. A Polícia Civil diz que o tráfico foi desarticulado e sem presença “efusiva” do PCC.
Na operação de hoje, não houve ação  para retirada de dependentes. Eles foram isolados para evitar conflito com a operação em hotéis. “Para acalmá-los, explicamos aos usuários que não era com eles [o problema]”, disse o comandante da PM MIGUEL ELIAS DAFFARA.
Além dos três presos sob suspeita de tráfico, a operação também prendeu um suspeito de receptação de celulares, que tentou subornar os guardas. Foram apreendidos nos hotéis sete quilos de maconha, além de cocaína, crack e 1200 reais em espécie. Ninguém ficou ferido.

O Tribunal de Justiça de SP condenou hoje em 2ª instância o chefe dos fiscais da chamada MÁFIA DO ISS, RONILSON RODRIGUES, e o irmão do vice-governador eleito RODRIGO GARCIA, MARCO AURÉLIO GARCIA, por lavagem de dinheiro. Eles correm o risco de serem presos.
Esta é a primeira condenação em segunda instância relacionada ao escândalo de cobrança de propina de empresas para obtenção de descontos do ISS das obras, descoberta em 2013, que causou prejuízo estimado em 500 milhões de reais. O esquema aconteceu a partir de 2007, na gestão de GILBERTO KASSAB, ministro da Ciência e futuro secretário da Casa Civil de JOÃO DORIA.
RONILSON RODRIGUES, ex-subsecretário da Receita Municipal, é considerado chefe do esquema. A defesa de GARCIA afirma ele não tem nenhuma ligação com a MÁFIA DO ISS. O vice-governador eleito diz que está “muito triste” com a decisão.   

Na reta final da composição de seu governo, o presidente eleito, JAIR BOLSONARO, anunciou três novos auxiliares hoje e criou um ministério turbinado para a área social, batizado de CIDADANIA, entregue a OSMAR TERRA. Esta foi a primeira escolha de um nome do MDB para o primeiro escalão do governo BOLSONARO.
Já foram confirmados até o momento 19 ministros e BOLSONARO admitiu a possibilidade de ter até 22 pastas. Isso representa um número quase 50% maior do que o anunciado durante a campanha, de 15.
TERRA, que já foi ministro de Desenvolvimento Social no governo de MICHEL TEMER, assumirá uma estrutura à qual foi somada a gestão de Esporte e Cultura. Ficará sob seu comando a gestão de programas sociais de relevância, como o BOLSA FAMÍLIA.
“O BOLSA FAMÍLIA vai ser um programa que vai estimular muito a questão da geração de emprego e renda, por orientação do presidente também, principalmente para os jovens do BOLSA FAMÍLIA. Vai se integrar melhor com a área de esportes”, disse, após ter sido anunciado.
Ao fim de um dia de reuniões no Centro Cultural BANCO DO BRASIL, onde funciona o gabinete de transição, BOLSONARO anunciou ainda a escolha do deputado MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO para o TURISMO.
Foram três anúncios quase simultâneos feitos hoje por BOLSONARO, quando foi confirmado também GUSTAVO CANUTO, atual secretário executivo da Integração, para o recém-criado Ministério do Desenvolvimento Regional. Ele foi chefe de gabinete do ex-ministro HELDER BARBALHO, filho do senador JADER BARBALHO e governador eleito do PARÁ.

O TRF-4 decidiu hoje autorizar o ex-ministro ANTÔNIO PALOCCI a ir para a prisão domiciliar e reconheceu a validade do acordo de colaboração firmado por ele com a Polícia Federal.       
Preso há mais de dois anos no PARANÁ, PALOCCI, um dos principais nomes do primeiro governo de LULA e Chefe da CASA CIVIL de DILMA, foi condenado na LAVA JATO acusado de ser uma espécie de gerente de propinas para o PT.
No ano passado, manifestou intenção de colaborar com a Justiça e fez acusações em depoimento mesmo sem ter firmado acordo de colaboração – disse que LULA havia feito um “pacto de sangue” com a ODEBRECHT.
Hoje, os juízes do TRF-4 decidiram, por 2 votos a 1, reduzir para nove anos e dez dias a pena imposta na primeira instância pelos crimes de corrupção e lavagem.










XXXXX