quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

PRIMEIRO DIA DA TURMA "JOSÉ BONIFÁCIO" NA ESCOLA DE OFICIAIS - 11 DE FEVEREIRO DE 1959.

  56 a. do início da ESCOLA DE OFICIAIS. Nas minhas memórias, em 11 de fevereiro de 1959: “O policiamento levado a efeito na 10ª Delegacia, por elementos do CFA, também teve como finalidade a minha despedida de Sargento Escrevente. A partir de hoje à tarde serei ALUNO OFICIAL do 1º Ano do Curso Preparatório (1º CP). Será o início de uma nova fase para mim, muito mais interessante daquela que até ontem ainda me abraçava. A vida de Sargento Escrevente foi boa, mas a finalidade minha na FP, de uns tempos para cá, era outra e hoje finalmente vejo realizado o meu sonho de ser ALUNO OFICIAL. Levantei tarde nesta manhã. Precisava estar às 12 horas no 2º B.I., porque precisava dar nossa apresentação no CFA. No ponto de ônibus perto do quartel não consegui pegar condução alguma porque os ônibus vinham todos cheios e não paravam. Ali mesmo já conversaria com três alunos-oficiais do 2º CP. No TUCURUVI, peguei um ônibus na “amarra”, porque o motorista não quis parar. Dessa maneira fui chegar no 2º B.I. às 13 horas. Apresentando-me, ali, pude voltar para o CFA. Chego justamente na hora do começo de minha vida na ESCOLA DE OFICIAIS. Na porta do CFA encontrei-me com os colegas: MARCO RÉGIS, CABRAL, ROCCA, SLIKTA, HARDT, FREDERICO FRONTERROTA, NILSON GIRALDI e todos os outros, que não tinham entrado de medo dos alunos oficiais veteranos. Somos tratados de “bichos” pelos nossos futuros colegas e os primeiros dias serão mesmo de amargar. De fato, logo depois tínhamos de comparecer no Salão de Recepção e eu formava uma idéia interessante a respeito dos veteranos, principalmente do CASILO, do 1º CFO, que “empombou” comigo. Da nossa turma faltaram: DALMIRO GOMES e ANTONIO CARLOS MENDES, que deverão se apresentar amanhã. CAPITÃO PARREIRAS é o atual Comandante da Escola de Oficiais. Foi ele que falou no Salão de Recepção sobre o início do ano letivo. Daí para diante começariam as amolações para comigo e meus colegas. O COSTA PEREIRA, do 2º CP, escalou-me para arrumar sua cama, e de nenhum jeito poderemos achar ruim, porque a coisa fica pior. Assim as horas transcorriam mais depressa. Deixando esse negócio de “trote” de lado, fiquei muito contente com a EO, bem organizada, com biblioteca, televisão, ótimos alojamentos, etc. Aos poucos isso tornar-se-á uma segunda casa para mim. O sargenteante é o MARQUES, que até às 14 horas foi meu superior por ser Primeiro Sargento, mas que agora é meu subalterno. Hoje me deram armário e cama, embora seja o único externo da turma, por ser casado. Terminado o expediente deixei a EO e como aluno oficial, embora ainda com a farda de 3º Sargento escrevente saí do CFA todo feliz da vida, mas ainda sentindo o cansaço do Policiamento feito no CARNAVAL 59, que já é do passado, como o negócio meu de ser terceiro sargento”.    
obs:
(peço desculpas pelos meus escritos aos 22 anos de idade, onde há em certos momentos até uma certa imaturidade, muito natural nessa época da vida - alguns trechos "mais pesados" foram suprimidos porque poderiam ter interpretação errônea de meus companheiros, que não entenderiam que essas palavras foram escritas há 56 anos atrás)

Gloria Alvarez sobre Populismo - Legendado

10 DE FEVEREIRO DE 2015 - TERÇA-FEIRA

DIA     D E Z     DE      F E V E R E I R O       DE      2015       –      TERÇA-FEIRA.
78 anos, 1 mês e 14 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 216º DO ANO 65º - MÊS 8º
56 anos e 249 dias na PMESP
55 anos e 364 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 054 dias – 482 072 horas.
51 anos e 156 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
26 anos e 332 dias no Posto de Coronel – 322 meses e 29 dias.
3 anos e 217 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 891 dias CORONEL - 23 anos e 58 dias na reserva.
10 438-251 272                          9 891-237 776                              10 204-246 200.
DIA DE SANTA ESCOLÁSTICA. Nasceu na ÚMBRIA, por volta de 480. Era, segundo a tradição, irmã gêmea e filha espiritual de SÃO BENTO, fundador dos beneditinos. Consagrou sua vida a DEUS e acompanhou seu irmão ao monte CASSINO, onde foi construído um famoso mosteiro. Fundou o ramo feminino da Ordem beneditina. SÃO BENTO costumava visitar SANTA ESCOLÁSTICA  todos os anos. Quando morreu, em 547, seu irmão viu sua alma sendo conduzida ao céu. SÃO BENTO morreu 40 dias depois. SANTA ESCOLÁSTICA é invocada contra raios e para obter chuva.

252 a. assinado entre britânicos e franceses o TRATADO DE PARIS, em 10 de fevereiro de 1763. Põe fim à luta por território durante a GUERRA DOS SETE ANOS. O documento determinava que a FRANÇA cedesse à GRÃ-BRETANHA toda a parte continental da AMÉRICA DO NORTE a leste do MISSISSIPI, exceto NOVA ORLEANS. Por outro lado, os ingleses devolveram ilhas e colônias na ÍNDIA e ÁFRICA que haviam sido tomadas dos adversários, como MARTINICA e SENEGAL.
223 a. por causa dos problemas mentais de sua mãe, a rainha MARIA I, o príncipe DOM JOÃO assume o trono português em 10 de fevereiro de 1792. Filho mais novo, ele se tornou o primeiro na linha sucessória após a morte de seu irmão, DOM JOSÉ, em 1788. Apesar de governar o país a partir desde dia DOM JOÃO só aceitou o título de príncipe regente sete anos mais tarde.
197 a. nasce GUILLERMO PRIETO, “FIDEL”, poeta mexicano, em 10 de fevereiro de 1818.
162 a. falece MARIA DOROTHÉA JOAQUINA DE SEIXAS, a imortal “MARÍLIA DE DIRCEU”. A malograda musa do poeta THOMAZ ANTÔNIO GONZAGA, imortalizada nas estrofes de suas liras, morreu solteira no dia 10 de fevereiro de 1853, com a idade de 86 anos. Os seus restos mortais que se encontravam numa urna depositada na Igreja do município de ANTÔNIO DIAS, MINAS GERAIS, viu-se trasladada para o MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, em OURO PRETO, no dia 21 de abril de 1955, por ordem do Governador CLÓVIS SALGADO, sendo colocada ao lado das cinzas de seu eterno amado –THOMAZ ANTÔNIO GONZAGA- consoante anotou o historiador MÁRCIO JARDIM.                                            
141 a. Guerra de CUBA. As tropas do patriota MÁXIMO GOMEZ vencem as espanholas na BATALHA DE NARANJO, em 10 de fevereiro de 1874.
137 a. a PAZ DE ZANJÓN põe fim à primeira fase da guerra entre ESPANHA e CUBA, em 10 de fevereiro de 1878, após dez anos de luta.                                                                             
119 a. GENERAL VALERIANO WEYLER chega à ilha de CUBA, em 10 de fevereiro de 1896, com a missão de dominar a insurreição, mas não consegue.
119 a. da criação do PARQUE ESTADUAL ALBERT LÖEFGREN, mais conhecido como HORTO FLORESTAL, em 10 de fevereiro de 1896. Localizado ao lado do PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA, ele é considerado um dos patrimônios naturais da cidade de SÃO PAULO e uma das melhores opções de lazer. São 174 alqueires com espécies vegetais exóticas como eucalipto, pinheiro-do-brejo, criptomeira e até espécies nativas como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá. Há também espécies animais como macaco-prego, gambá, tucano, garça, tico-tico, capivara, entre outros.
ALBERT LÖEFGREN, que dá nome ao parque, foi o primeiro diretor do HORTO BOTÂNICO, instalado em 1896 no antigo ENGENHO DA PEDRA BRANCA. Seu trabalho foi o ponto de partida para a criação do Serviço Florestal, hoje Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.  
118 a. cartas recebidas de diversos pontos dos sertões baianos referem que novos grupos de bandidos se armaram em diversas localidades e seguiram a encontrar-se com ANTÔNIO CONSELHEIRO. Em 10 de fevereiro de 1897 o chefe dos bandidos continua entrincheirado nos CANUDOS e pronto para receber o ataque das forças federais sob o comando do CORONEL MOREIRA CÉSAR. Este bravo militar vai concentrar as suas tropas em ponto convenientemente estratégico para a defesa, e então esperará que chegue reforço das tropas expedicionárias, para traçar o plano de combate.
117 a. nasce o dramaturgo alemão BERTOLD BRECHT, em 10 de fevereiro de 1898, em AUSGSBURGO, na BAVIERA. Filho de um diretor de fábrica, jamais teria desposado a causa operária sem suas leituras filosóficas. Foi nos livros do reitor da Universidade de BERLIM que ele descobriu a “dialética do senhor e do escravo”, do filósofo HEGEL, que, mais do que MARX, o converteu ao comunismo. BERLIM, que ele descobriu no início dos anos 1920, deu-lhe o exemplo disso. BRECHT, que havia muito sonhava em escapar do “universo sufocante dessa província sem história que é a BAVIERA”, sofreu muito depois de sua chegada à capital alemã. Sem um tostão, o jovem teve de buscar refúgio no hospital Universitário CHARITÉ para não morrer de fome. No entanto, jamais consentiu em se afastar daquela “selva urbana” que o fascinava. “Essa cidade é o centro de tudo”, escreveria mais tarde. Em 17 de agosto de 1956, a morte o surpreendeu sem que seu sonho de que a ALEMANHA se reconciliasse consigo mesma se realizasse.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, em 10 de fevereiro de 1898: o doutor G. SANARELLI, acompanhado dos doutores GALVÃO BUENO e ARTHUR DE MENDONÇA, cumprimentou hoje o doutor vice-presidente do Estado e foi à Inspetoria de Higiene retribuir ao doutor SILVA PINTO as delicadezas de boas vindas que recebeu. Pelo doutor vice-presidente foi autorizado a iniciar as suas experiências científicas.
Realiza-se no sábado, dia 12 do corrente, a inauguração do novo teatro de BRAGANÇA.
RIO – afirma uma folha da manhã que o governo federal trata de uma vasta operação no estrangeiro, tendo por base a produção de café de SÃO PAULO, MINAS, RIO e da BAHIA. Esta notícia alarmou a praça.
Dizem notícias de LONDRES que o LONDON BANK abandonou a projetada emissão de debêntures que negociava, para a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. O LONDON BANK declarou a diretoria da Companhia que assim procede para evitar um litígio com a SÃO PAULO RAILWAY COMPANY que está em gozo de uma concessão do governo federal.
O doutor AMARO CAVALCANTI, ministro do Interior, vai criar uma colônia correcional a fim de nela serem educados os menores, filhos de nacionais, que vivem pelas ruas em vagabundagem.    
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 10 de fevereiro de 1899: SÃO PAULO será representado na Exposição Universal que se realiza em PARIS, no ano vindouro. Já no Palácio do Governo, o digno chefe do Estado, de acordo com o doutor secretário da Agricultura, tiveram uma conferência concorrida por alguns políticos e representantes do comércio, para resolverem sobre aquele importante assunto.
Comunicam-nos: inaugurando amanhã, a 1 hora da tarde, a ESCOLA DE FARMACIA, a diretoria tem a honra de convidar para aquele ato os senhores médicos, farmacêuticos e todos que se interessam pelo progresso de SÃO PAULO. 
Pelo conselheiro diretor BARÃO DE RAMALHO foram nomeados os senhores AMÂNCIO DE CARVALHO, CÂNDIDO MOTTA e JOSÉ ALCÂNTARA MACHADO DE OLIVEIRA para representar a Congregação da Faculdade de Direito, na instalação da Escola de Farmácia desta capital.
Tendo-se dissolvido a Confederação de HONDURAS, NICARAGUA e SÃO SALVADOR, repúblicas da AMÉRICA CENTRAL, em virtude de um movimento separatista chefiado pelo GENERAL REGADOS, voltaram aqueles três Estados à sua antiga autonomia.
Em RIVERA, fronteira brasileira, uma força de revolucionários orientais, composta de 120 homens, foi desarmada. O GENERAL MARINHO, comandante do 6º Distrito Militar, ordenou que sejam internados os grupos suspeitos.
Por falta de crédito na alfândega de URUGUAIANA, a força federal não recebe vencimentos desde outubro. Os oficiais e praças lutam com dificuldades porque os fornecedores não querem fiar mais.
111 a. começa a guerra Russo-Japonesa, em 10 de fevereiro de 1904.
107 a. nasce VIOLETA JAFET, em 10 de fevereiro de 1908. Por ocasião dos seus cem anos, em 2008, foi inserida em minhas memórias uma reportagem sobre a fundadora do SÍRIO-LIBANÊS.
105 a. falece o clínico e pediatra CÂNDIDO BARATA RIBEIRO, em 10 de fevereiro de 1910, no antigo DISTRITO FEDERAL, quando contava 67 anos incompletos, sendo sepultado no cemitério SÃO JOÃO BATISTA. Breve biografia foi lançada em minhas memórias por ocasião da anotação de seu nascimento, 11 de março de 1843.
105 a. no sul de TAMPICO (MÉXICO) encontra-se o poço CERRO AZUL número quatro, em 10 de fevereiro de 1910, considerado até então o maior produtor petrolífero mundial. 
104 a. A princesa ISABEL enviou em 10 de fevereiro de 1911 um telegrama ao senhor AFFONSO CELSO JÚNIOR declarando-se profundamente comovida e satisfeita com a inauguração da estátua de seu pai, DOM PEDRO II, agradecendo a homenagem ao imperador.
103 a. falece o BARÃO DO RIO BRANCO, em 10 de fevereiro de 1912. Nasceu em 20 de abril de 1845.
O carnaval foi adiado. Sua realização foi marcada para abril, mês em que normalmente comemora-se a Páscoa. Uma situação como esta colocaria o Brasil em polvorosa. Foi o que ocorreu em 1912, há exatos 102 anos. Cabe lembrar que o carnaval era uma festa popular sem a concorrência do cinema, da internet, do rádio e da televisão que sequer existiam no país. Os únicos concorrentes de peso eram livros, jornais e teatro.
José Maria Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco havia falecido em 10 de fevereiro de 1912 provocando comoção nacional por sua dedicação à diplomacia brasileira. Foi ele o responsável por delinear geograficamente o país, formando o mapa que hoje conhecemos da nação brasileira. Estima-se em 300 mil pessoas presentes ao seu velório e enterro, equivalendo a quase toda a população de Piracicaba ou 25% dos habitantes do Rio de Janeiro no época.
A recente história mostra que por duas ocasiões o carnaval foi adiado. A mais antiga ocorre em 1892, quando o ministro do interior, Fernando Lobo Leite Pereira, resolveu alterar a festa popular para 26 de junho, alegando que o mesmo gerava muito lixo e que o novo mês era mais “salutar” para o brasileiro, distante do calor peculiar da época. Como bom sambistas, o brasileiro comemorou o carnaval nos dois meses.
Barão do Rio Branco chegou ao panteão dos heróis nacionais. É um dos postulantes, desde 2002, a ocupar um espaço no “Livro de Aço” do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.  Hoje ... esquecido, em Piracicaba é nome de um colégio público que iniciou suas atividades em 13 de maio de 1897, inicialmente como Grupo Escolar de Piracicaba recebendo a denominação de “Barão” em 1907.
Decretado luto oficial por sua morte, isso atrapalharia o carnaval de 1912 que ocorreria no sábado seguinte ao falecimento, 17 de fevereiro. Os festejos deveriam ser adiados para 6 a 10 de abril. O Brasil não tinha sequer um século de independência diante de Portugal e desde então foi comandado por regentes imperadores, rainha e presidentes. Barão do Rio Branco passava a ser um estrategista de peso, dividindo com eles seu posicionamento social e político. Criou um lugar no imaginário coletivo e na adoração pública. Ainda é visto como um importante formador da nação brasileira, não apenas da delimitação geográfica, mas também na concepção do ideal nacionalista, que então deixava de lado os estereótipos europeus trazidos pelos colonizadores ao longo dos 300 anos anteriores.
Barão do Rio Branco teve maior reconhecimento quando morto, do que vivo. Foi o responsável pela transição política entre império e república, realizando acordos internacionais para ocupação de territórios sem utilizar-se de armas ou de guerra. Serviu a quatro presidentes. Foi jornalista habilidoso assumindo o Itamaraty em 1902, em cuja sede, na Guanabara pautava os principais jornais do país através de pseudônimos escrevendo artigos de profundidade política. (Edson Rontani Júnior, jornalista)
103 a. causaram mágoas as notícias sobre a grave enfermidade do senhor BARÃO DO RIO BRANCO. Hoje, um boletim deu a notícia do falecimento do eminente brasileiro. Com a rapidez das más novas, a notícia circulou rapidamente causando profunda consternação. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 10 de fevereiro de 1912).
102 a. da publicação no O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 10 de fevereiro de 1913: A REVOLUÇÃO NO MÉXICO – Telegramas informam que revolucionários aprisionaram o irmão do presidente FRANCISCO MADERO, e que a parte do exército que se acha revoltada conseguiu se apoderar do palácio do governo e dos edifícios públicos da capital. O GENERAL FÉLIX DIAS está senhor da situação, pois tem em seu poder grossa artilharia. A maioria das tropas que estavam fiéis ao governo aderiram hoje aos revoltosos.
100 a. nasce o CAPITÃO REFORMADO FRANKLIN em 10 de fevereiro de 1915.
92 a. falece WILHELM ROENTEGEN, físico alemão, descobridor dos raios X, em 10 de fevereiro de 1923.
90 a. do início da viagem do PAULISTANO para a EUROPA. Em 10 de fevereiro de 1925, começou a grande aventura. Da Estação da LUZ, a delegação do PAULISTANO seguiu de trem para SANTOS e tomou conta dos camarotes da segunda classe do navio ZEELANDIA. Os jogadores treinavam no convés e, à noite, improvisavam um conjunto de música, tocando piano, violão, cavaquinho, chocalho. ARAKEN era o cantor. Em cada porto de escala, uma festa: RIO, SALVADOR, RECIFE, LAS PALMAS, LISBOA, até o desembarque em HERBOURG, na FRANÇA, onde um trem levou os brasileiros para PARIS, completando 22 dias de viagem. A estréia, em 15 de março de 1925, contra a Seleção da FRANÇA, no Estádio BUFFALO, reunia um misto de entusiasmo e de ceticismo. Seriam os brasileiros tão artistas da bola quanto uruguaios e argentinos que já tinham conquistado o público parisiense? Na arquibancada, cerca de 30 mil pessoas. Na tribuna, estavam: WASHINGTON LUÍS, ex-governador de SÃO PAULO, que seria eleito presidente do BRASIL em 1926; o príncipe de ORLEANS E BRAGANÇA, herdeiro da coroa brasileira; o embaixador SOUZA DANTAS e o presidente da FIFA, JULES RIMET. Fazia bastante frio, no fim do inverno europeu. No começo do jogo, BARDOT fez 1 a 0 para a FRANÇA, mas MÁRIO empatou, em jogada de FRIEDNREICH e ARAKEN. Um lance de conjunto a partir de FILÓ e MÁRIO deixou FRIED diante do gol: 2 a 1. Os franceses empataram com BARDOT. O PAULISTANO, porém, não se abalou. NETINHO fez 3 a 2 e ARAKEN garantiu 4 a 2. No segundo tempo, já sob aplausos do público, FILÓ marcou o quinto gol, de sem-pulo. FRIED fez mais dois – 7 a 2. A goleada teria sido maior: houve duas bolas na trave e o juiz belga VAN DE VEEGATEN anulou três gols do PAULISTANO. O segundo jogo foi contra o STADE FRANÇAIS, campeão francês, também em PARIS, em 22 de março. MÁRIO, BARTÔ e FRIED fizeram os gols, e o PAULISTANO venceu por 3 a 1. Para a terceira partida, contra o SÈTE, em 29 de março, a delegação viajou de trem até SÈTE, pequena cidade do sul da FRANÇA. A arbitragem do francês JEAN BROGHAMER foi péssima, provocando protestos de PRADO. O time de FRIED, com apenas dez jogadores após a contusão de MÁRIO, perdeu por 1 a 0. Foi a única derrota da excursão. Em BORDEAUX, uma grande exibição, em 2 de abril: 4 a 0 diante do LA BASTIDIENNE local. FRIED, que havia recebido o apelido de “EL TIGRE” de seus adversários argentinos e uruguaios no Sul-Americano de 1919, marcou os três primeiros gols. ARAKEN, já chamado de LE DANGER (O PERIGO) pela imprensa francesa, completou a goleada. Em HAVRE, três dias depois, 2 a 1 contra o HAVRE, gols de FRIED e NETINHO. Em ESTRASBURGO, dia 10 de abril, diante da seleção da ALSÁCIA, outro 2 a 1, gols de SEIXAS e FRIED. Os jogadores brasileiros, empolgados com o metrô, com as escadas rolantes e com a vida noturna de PARIS, ficaram impressionados com os trens europeus. Em vagões de luxo, eles chegaram à SUÍÇA, onde tiveram uma rápida seqüência de dois jogos. Na capital, BERNA, 2 a 0 sobre o clube BERNE, gols de MÁRIO, apenas um dia após o jogo de ESTRASBURGO. Em ZURIQUE, dois dias depois, 1 a 0 contra o combinado suíço do GRASSHOPERS e do YOUNG FELLOWS, gol de SEIXAS. Na volta à FRANÇA e já a caminho do porto de CHERBOURG, um jogo duro: na histórica cidade de ROUEN, na NORMANDIA, diante de 15 mil espectadores, o PAULISTANO derrotou o ROUEN por 3 a 2, gols de MÁRIO (2) e FRIED. A delegação embarcou no navio FRANDRIA e, ao fazer uma escala de algumas horas em LISBOA, em 26 de abril, aceitou convite dos portugueses para uma partida de despedida da EUROPA. O PAULISTANO venceu por 6 a 0 o combinado formado por três times da região de LISBOA – BELENENSES, CASA PIA e VITÓRIA DE SETÚBAL. FILÓ, MÁRIO e FRIED foram os artilheiros, com dois gols cada. A goleada poderia ter sido maior: o juiz foi obrigado a interromper o jogo aos 30 minutos do segundo tempo porque o FLANDRIA teria de levantar âncora às 19 horas. A chegada do PAULISTANO teve festa em cada porto brasileiro que o navio parava. No RIO, o presidente da República, ARTUR BERNARDES, fez questão de receber a delegação. Em SANTOS e em SÃO PAULO, os jogadores desfilaram como campeões. ARAKEN PATUSCA escreveu um livro sobre a viagem, “OS REIS DO FUTEBOL”.       
81 a. nasce CAUBY PEIXOTO BARROS em Niterói RJ em 10 de Fevereiro de 1934. De família de artistas populares, o pai, conhecido por Cadete, tocava violão, a mãe tocava bandolim, o tio, Nono (Romualdo Peixoto) era pianista e homem de Rádio, o primo Ciro Monteiro foi cantor e compositor famoso, os irmãos Moacir e Araquem tornaram-se instrumentistas e a irmã Andiara foi cantora. Estudou num colégio de padres salesianos no Rio de Janeiro RJ, e já no tempo de estudante cantava no coral da igreja. Mais tarde, quando trabalhava no comercio, apresentou-se no programa de calouros da Rádio Tupi, Hora dos Comerciários, patrocinado pelo SESC e dirigido pela pianista Babi de Oliveira, conseguindo então chamar a atenção da Revista do Rádio, em 1949. Cantou também no conjunto de seu irmão Moacir, na boate carioca Casablanca e, em 1951, gravou seu primeiro disco, pela Som, lançando o samba Saia branca (Geraldo Medeiros), para o Carnaval. Em 1952, mudou- se para São Paulo SP, passando a cantar nas boates Oásis e Arpege, e na Rádio Excelsior, destacando-se sempre com repertório de músicas estrangeiras. Por volta de 1954, foi ouvido pelo empresário Di Veras, que, pretendendo renovar o elenco da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, então dominado por ídolos como Emilinha Borba e Orlando Silva, o convidou para atuar naquela emissora. Seu lançamento na Rádio foi preparado nos moldes norte-americanos, com grande publicidade e muita promoção, e, em pouco tempo, ele também se tornaria um ídolo, adorado e perseguido pelas fãs. Sua imagem foi forjada para agradar: vestindo-se de maneira extravagante para a época, e colocando trinados e versos inexistentes em suas canções, criou um tipo diferente, obtendo sucesso imediato. Ainda em 1954, gravou com êxito o fox Blue Gardenia (Bob Russel e Lester Lee, versão de Antônio Almeida e João de Barro) e, nos cinco anos seguintes, foi considerado o cantor mais popular do pais. Em 1956 gravou em disco de 78 rpm, pela Columbia, Conceição (Jair Amorim e Dunga), que se transformou no maior sucesso de seu repertório. Da Rádio Nacional, passou para a Rádio Tupi e gravou Nono mandamento (Rene Bittencourt e Raul Sampaio), em 1957; Prece de amor (Rene Bittencourt), em 1958; Ninguém é de ninguém (Humberto Silva, Toso Gomes e Luís Mergulhão) e É tão sublime o amor (P. Francis Webster e Sammy Fain, versão de Antônio Carlos). Depois de aparecer na revista norte-americana Time como o maior ídolo da canção popular brasileira, foi convidado para uma excursão aos EUA, onde gravou, com o nome de Ron Coby, um LP com a orquestra de Paul Weston, cantando em inglês. De volta ao Brasil, comprou, em sociedade com os irmãos, a boate carioca Drink, passando a se dedicar mais a administração da casa e interrompendo, assim, suas apresentações. Em 1959, retornou aos EUA para uma temporada de 14 meses, durante os quais realizou espetáculos, apresentou-se na televisão e gravou, em inglês, Maracangalha (Dorival Caymmi), que recebeu o titulo de I Go. Numa terceira visita aos EUA, algum tempo depois, participou do filme Jamboreé, da Warner Brothers. Durante toda a década de 1960, limitou-se a apresentações em boates e clubes. Em 1970 reapareceu como vencedor do Festival de San Remo, na Itália, classificando em primeiro lugar a música que defendeu, Zíngara (R. Alberteli, versão de Nazareno de Brito). Em 1971 participou do VI FIC da TV Globo, no Rio de Janeiro, cantando Verão vermelho (Sérgio Ferreira da Cruz). A partir da década de 1970, passou a se apresentar em programas de televisão no Rio de Janeiro, e a realizar pequenas temporadas em casas de diversão noturnas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em 1979 apresentou-se também em Vitoria ES e Recife PE, no Projeto Pixinguinha da Funarte, ao lado de Zezé Gonzaga. Em 1980, em comemoração aos 25 anos de carreira, lançou pela Som Livre o disco Cauby, Cauby, com músicas feitas especialmente para ele por Caetano Veloso (Cauby, Cauby), Chico Buarque (Bastidores), Tom Jobim (Oficina), Roberto e Erasmo Carlos (Brigas de amor) e outros. No mesmo ano, apresentou-se nos shows Bastidores, da Funarte, Rio de Janeiro, e Cauby, Cauby, os bons tempos voltaram, na boate Flag, São Paulo. Em 1982 apresentou no 150 Nigth Club, em São Paulo, ao lado dos irmãos Moacir (piano) e Araquem (piston) e lançou o LP Ângela e Cauby, o primeiro encontro dos dois cantores em disco, com sucessos como Começaria tudo outra vez (Gonzaguinha), Recuerdos de Ipacaray (Z. de Mirkin e Demetrio Ortiz) e a valsa Boa-noite, amor (José Maria de Abreu e Francisco Matoso). Em 1989, os 35 anos de carreira foram comemorados no bar e restaurante A Baiuca, em São Paulo, ao lado dos irmãos Moacir, Araquem e Iracema e Andiara (vozes). No mesmo ano, a RGE relançou o LP Quando os Peixotos se encontram, de 1957. Em 1993 foi o grande homenageado, ao lado de Ângela Maria, no Prêmio Sharp de Música. Em 1996, foi lançada pela Columbia caixa com 2 CDs abrangendo suas gravações de 1953 a 1959, com sucessos como Conceição. No dia 11 de abril de 2009 RAUL GIL faz uma homenagem a CAUBY PEIXOTO em seu programa dos sábados.
     a. nasc. do Sr. OLÍVIO, amigo do JOÃO DE DEUS NOGUEIRA.
72 a. nasce o Cel. Res. EDUARDO ASSUMPÇÃO, ex-Comandante Geral da PMESP, no dia 10 de fevereiro de 1943. Falece em 3 de abril de 1993. 
72 a. MAHATMA GANDHI inicia em 10 de fevereiro de 1943 uma greve de fome contra sua detenção.
68 a. é firmado em PARIS um Tratado de Paz entre as potências aliadas com a ITÁLIA: ROMÊNIA, BULGÁRIA, HUNGRIA e FINLÂNDIA; ESTÔNIA, LETÔNIA e LITUÂNIA, incorporadas à URSS. Em 10 de fevereiro de 1947.                            
66 a. os conservadores irlandeses obtêm a maioria nas eleições parlamentaristas de 10 de fevereiro de 1949.
57 a. falece o pintor JOSÉ PANCETTI, em 10 de fevereiro de 1958.  Nasceu em 18 de junho de 1904.
57 a. MANUEL IDÍGORAS FUENTES é eleito presidente da GUATEMALA, em 10 de fevereiro de 1958.
56 a. nasce o Cap. Méd. LUIZ ANTÔNIO LINDQUIST, do CPI-8, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, quando ali comandei em 1991. LINDQUIST nasce em 10 de fevereiro de 1959. Foi transferido para a reserva.
51 a. das anotações feitas em 10 de fevereiro de 1964 (segunda-feira de carnaval). ANO 14º - MÊS 8º - DIA 216º - 5 anos e 250 dias na FORÇA PÚBLICA – 157 dias como ASPIRANTE -  144 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Levanto muito tarde nesta manhã. O dia 10 tem um aspecto muito bom em seu começo. O tempo está colaborando com o carnaval/64. Converso com os TENENTES RUI DARCI e WÁLTER CRISCIBENE, este último estando no batalhão por se encontrar adoentado, com cólicas de fígado. As horas matinais passam depressa e na Secretaria do BG permaneço durante algum tempo, escrevendo à máquina ou lendo o livro “FISIOGNOMONIA E FRENOLOGIA”, emprestado pelo SARGENTO PITÁGORAS.
Quem vai me render como Comandante da Prontidão é o 2º TENENTE MÁRIO TOLEDO DE CAMARGO. Assume as funções de Oficial de Dia o ASPIRANTE AMÉRICO VICTOR SALVATO.
Eram 12:45 horas quando deixo o BATALHÃO DE GUARDAS. Sofrendo as agruras do calor, retorno ao meu lar.
Almoço e saio para procurar açúcar, gênero alimentício que está em carência. Compro o quilo por 140 cruzeiros num armazém da Rua do Córrego. Descanso durante a tarde toda. Passo a assistir Carnaval na televisão, divertindo-me assim na segunda-feira do Tríduo de MOMO.
ARY BARROSO, um monumento da música brasileira, faleceu ontem aos 57 anos de idade. Na televisão assisto as exéquias que se passaram hoje.
Pelo Canal 4 assisto o Carnaval no Teatro Municipal do RIO DE JANEIRO e a apresentação dos ranchos na Avenida PRESIDENTE VARGAS. Até o horário da 01:30 hora estive acordado. 
40 a. governo argentino decide que o Exército intervenha contra a guerrilha, em 10 de fevereiro de 1975.
37 a. nasce HENRI LINCOLN FERNANDES – HENRI CASTELLI – em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no dia 10 de fevereiro de 1978. A estréia do galã em novelas foi em “PECADO CAPITAL”, exibida pela GLOBO em 1998. O sucesso começou com “EXPLENDOR” (2000). Na trama, ele interpretava DINO, amigo do vilão da história. Em 2006, interpreta o personagem ESTÊVÃO, de “COBRAS & LAGARTOS”. Em 2005, casou-se com a top ISABELI FONTANA. 
36 a. grandes inundações na BOLÍVIA, em 10 de fevereiro de 1979. Centenas de mortos, 40 mil danificações e perdas econômicas irreparáveis. Ainda nesta data podemos anotar: é o meu décimo dia de férias no CPChq, onde sou o Chefe da Seção Operacional, como capitão (função de major). Saímos para ir ao SUPERMERCADO NISHI e açougue. Continuo lendo o romance “PRINCESA MENDIGA”. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, meu enteado, continua trabalhando no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA. Minha enteada, MARLENE, sai com sua nova amiga, a GORETTI. Vão retornar bem tarde.
No JORNAL NACIONAL acompanho os estragos produzidos pelas chuvas no norte e nordeste.
Campeonato Paulista de Futebol: PALMEIRAS 2 x AMÉRICA 1.
Presidente GEISEL em SÃO PAULO inaugura na ÁGUA FUNDA a 1ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ANIMAIS.
Aniversário de MENININHA DO GANTOIS: 85 ANOS.
A prisão do Bandido Mascarado de OLÍMPIA.
No TEERÃ, mais de cem mortos nas últimas horas. Os cadetes da Aeronáutica se rebelam e se juntam aos muçulmanos. 
35 a. do PARTIDO DOS TRABALHADORES, fundado em 10 de fevereiro de 1980, no COLÉGIO SION, em SÃO PAULO. LULA foi eleito presidente do Partido, em 25 de junho de 1980. Em 1982, o Partido lança LULA candidato ao governo de SÃO PAULO. Conquista, nesse ano, a sua primeira Prefeitura, a de DIADEMA, e elege 8 deputados federais e 13 estaduais. Em 1984, o PT impulsiona a campanha por DIRETAS-JÁ. Em 1985, o Partido vence a primeira eleição para a prefeitura de uma capital, FORTALEZA, com MARIA LUIZA FONTENELLE. Em 1986, LULA é eleito deputado federal constituinte com a maior votação do País: 650 mil votos. Em 1988, conquista pela primeira vez a Prefeitura de SÃO PAULO, com LUIZA ERUNDINA. Em 1989, LULA disputa pela primeira vez a Presidência da República e chega ao segundo turno, sendo derrotado por FERNANDO COLLOR. Em 1990, a bancada federal do PT aumenta para 35 deputados e o partido elege um senador, EDUARDO SUPLICY (SP). Em 1994, pela segunda vez, LULA tenta chegar ao Palácio do Planalto. É derrotado por FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Mas pela primeira vez o PT consegue eleger governadores: VÍTOR BUAIZ (ESPÍRITO SANTO) e CRISTÓVAM BUARQUE (DISTRITO FEDERAL). A bancada do Partido no Congresso cresce para 49 deputados e 5 senadores. Em 1995, LULA deixa de ser presidente do PT. Assume o cargo JOSÉ DIRCEU. Em 1998, FERNANDO HENRIQUE é reeleito presidente: quarta derrota de LULA. Em 2000, doze anos depois, o partido volta a assumir a Prefeitura de SÃO PAULO, com MARTA SUPLICY. Em 2002, LULA vence JOSÉ SERRA e conquista a Presidência da República. Em 2003, o PT expulsa de seus quadros os deputados JOÃO BATISTA DE ARAÚJO, o BABÁ (PA), JOÃO FONTES (SE) e LUCIANA GENRO (RS), além da senadora HELOÍSA HELENA (AL). Em 2004, o PT perde as eleições em cidades importantes como SÃO PAULO e PORTO ALEGRE.
30 a. batizado da KELLEN CRISTINA, filha do JOSÉ e DORA. A sobrinha da LUCINDA foi batizada em 10 de fevereiro de 1985.
30 a. líder do movimento negro sul-africano, NELSON MANDELA, preso desde 1962, renuncia a liberdade que o Governo branco lhe oferece, em 10 de fevereiro de 1985, caso abandone a luta armada.
28 a. das anotações de 10 de fevereiro de 1987:nesta terça-feira a tropa de Prontidão é apresentada ao Cmt do 2º BPChq. Canta o Hino do Batalhão e desfila. Converso com os oficiais da Unidade. Traçamos linhas de ação para os serviços que teremos nesta semana: o jogo do SÃO PAULO e FLUMINENSE, amanhã; um show do MILTON NASCIMENTO na quinta-feira, dia 12, no IBIRAPUERA; uma Operação IMPACTO nas Estações ROOSEVELT e LUZ na sexta-feira, dia 13.
Está se apresentando o 2º TENENTE QAOPM VALDOMIRO MARTINS GUERRA, classificado por efeito de promoção. Irá trabalhar na Segunda Companhia. No III CONGRESSO DAS POLÍCIAS MILITARES, em BELO HORIZONTE, o TENENTE-CORONEL PM ALAOR SILVA BRANDÃO defende a tese da Unificação das Polícias Civil e Militar.
Preocupa-me a Diretriz de Emprego do Choque em ocorrências envolvendo reféns. Elaboro uma minuta.
Na tarde, o PM BATISTA conduz o TENENTE MAURO até o Hospital da CRUZ AZUL. Será submetido a um ecocardiograma.  
O TENENTE-CORONEL PM Res DILTON, ex-Cmt do 2º BPChq, visita-nos à tarde. Também recebo as visitas do CAPITÃO PM CÉSAR, do 1º BPCHQ e do fotógrafo VICENTE.
Em casa continua o drama de SERGIO SANTOS GUERRA. LUCINDA conversou hoje com sua irmã DEOLINDA, mãe do SÉRGIO. Mais tarde, o Sr ABÍLIO vem em casa. Eles querem que o advogado DINAMARCO converse com o SÉRGIO, no Presídio Militar ROMAO GOMES. O rapaz envolveu-se com roubo de automóveis e sua situação poderá se complicar.
O Sr ABÍLIO relembra seus tempos de PORTUGAL. Ontem, ele completou quarenta anos no BRASIL.
Exonerado, a pedido, o Presidente do BANCO CENTRAL, FERNÃO BRACHER. Será substituído por FRANCISCO ROBERTO ANDRÉ GROS, atual diretor do Mercado de Capitais do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
ROBERT McFARLANE, um dos principais implicados no escândalo IRÃ-CONTRAS, tentou se suicidar ao ingerir, ontem, dose excessiva de tranqüilizantes.  
27 a. transf. reserva: Cel. ALAOR  SILVA BRANDÃO, Cel. GERALDO DE MENEZES GOMES e Cel. Med. WÁLTER APPARÍCIO D´AMARO, em 10 de fevereiro de 1988.
26 a. da ocorrência com MÁRIO MARGARIDO e o francês PIERRE, quando tive de fazer a ocorrência do fato, em 10 de fevereiro de 1989. Durante algumas vezes tive de comparecer à delegacia para resolver essa situação de uma vez por todas. MÁRIO colaborou muito com os depoimentos prestados e que são lembrados vez por outra no MMDS, onde ele presta serviço, agora como reformado. 
26 a. MICHAEL MANLEY, socialdemocrata, ganha as eleições da JAMAICA, em 10 de fevereiro de 1989.
25 a. transf. reserva : Cel. ELIAS FABIANO DINIZ, em 10 de fevereiro de 1990.
25 a. falece o veterano de 32, PROFESSOR REYNALDO RAMOS SALDANHA DA GAMA, em 10 de fevereiro de 1990.  Foi presidente do CONSELHO SUPREMO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
23 a. falece o escritor ALEX PALMER HALEY, autor do BEST-SELLER  “ROOTS” – RAÍZES NEGRAS, em 10 de fevereiro de 1992.
21 a. BRASIL, PORTUGAL e cinco nações africanas constituem em BRASÍLIA, em 10 de fevereiro de 1994, a Comunidade da Língua Portuguesa.
20 a. falece o Cel. Ref.  MOACIR HOELZ, em 10 de fevereiro de 1995.
20 a. do acidente perto do Terminal TIETÊ, onde queimei o meu braço esquerdo na mangueira superior do meu carro SANTANA CD 85, em 10 de fevereiro de 1995.
18 a. do quadro que ganhamos da MARGARIDA e do PAULO, “LAVADEIRAS   DE PORTUGAL”, colocado, na época, na parede da sala. No ano de 2003, foi levado para o meu quarto e, no transporte, caí violento tombo, batendo com a cabeça no chão, ao perder o equilíbrio na subida de uma escada. Quase que as LAVADEIRAS DE PORTUGAL me matam. O presente foi em 10 de fevereiro de 1997.
18 a. das seguintes anotações em 10 de fevereiro de 1997: nesta manhã, por volta das 10:30 horas, o PAULO ISHIKAWA traz um quadro que representa uma réplica das “LAVADEIRAS DE PORTUGAL”. A MARGARIDA prometera esse quadro para a LUCINDA, adquirido numa loja do cento espírita “BEZERRA DE MENEZES”. Ela também comprou “HISTÓRIA BÍBLICA”, do século passado e que o PAULO trouxe para mim.
O corpo de VICENTE MATHEUS está sendo velado na Assembléia Legislativa. Às 16 horas o féretro passará pelo PARQUE SÃO JORGE onde a torcida corintiana prestará as últimas homenagens ao seu ex-presidente. VICENTE MATHEUS será enterrado no Cemitério do TATUAPE.
MARIO HENRIQUE SIMONSEN será sepultado, nesta tarde, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, zona sul do RIO. SIMONSEN completaria 62 anos no próximo dia 19.
O ANDRÉ, amigo do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, visita-nos nesta tarde de segunda-feira. Ele fica conhecendo os problemas do meu carro, com velas desreguladas e carburador falhando. Diz que levará o SANTANA a uma oficina na quarta-feira, dia 12.
Chove bem nesta tarde. Pela televisão assisto os enterros de VICENTE MATHEUS e MARIO HENRIQUE SIMONSEN. A RECORD e a GLOBO mostram cenas dos desfiles das escolas de samba do GRUPO ESPECIAL DO RIO.
A brasileira LAMIA MARUF HASSAN, condenada a prisão perpétua há mais de doze anos por cumplicidade no assassinato de um soldado israelense, na CISJORDÂNIA, deverá deixar a prisão amanhã.
Releio minhas memórias (8 a 14 de fevereiro de 1970 a 1974 e também 1988/1989. Estamos na última semana da novela O REI DO GADO. LUCINDA, MARLENE, minha mãe acompanham os momentos finais da saga dos BERDINAZI e MEZENGA. 
17 a. transf. reserva : Cel. JOÃO FERREIRA DE SOUZA FILHO e Cel.  CLÁUDIO  AUGUSTO XAVIER, em 10 de fevereiro de 1998.
17 a. criação da SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA (SPTC) do Estado de São Paulo, em 10 de fevereiro de 1998. Tem a função de administrar as perícias criminalísticas e médico-legais realizadas em todo o Estado de São Paulo. Seu objetivo é auxiliar a Polícia Civil e o Sistema Judiciário. Antes da criação da SPTC, a Polícia Civil era a responsável pelo Instituto de Criminalística, fundado em 1924 com o nome de DELEGACIA DE TÉCNICA POLICIAL. A mesma situação ocorria com o Instituto Médico Legal, criado em 1886 como Serviço Médico Policial da Capital, permanecendo até hoje o órgão técnico mais antigo da Polícia.
17 a. da reunião do CONSELHO SUPREMO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, onde foi expulsa REGINA CELENTANO do quadro de conselheiros da Entidade, em 10 de fevereiro de 1998. Questiona na Justiça o direito de retornar como conselheira, muito embora tenha sido eliminada do quadro de associados por falta de pagamento de mensalidades. Outras anotações nesta data: na manhã desta terça-feira, no BANESPA, encontro o CORONEL PM Res SÍLVIO ANTÔNIO RISSI. Relembramos os nossos tempos como tenentes-coronéis, na área centro, sob o comando do CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN. O então TENENTE-CORONEL PM RISSI comandava o 11º BPMM. Na Rua TABATINGUERA tenho um encontro com o  Presidente da AORPM, CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO e o CORONEL PM Res Mús ANTÃO FERNANDES. O EDILBERTO conta detalhes íntimos da família CANAVÓ. O velho CORONEL JOSÉ CANAVÓ casou-se com uma mulher de cor, nascendo o ARY CANAVÓ, atualmente na presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Diz ele que essa mulher foi muito judiada, acabando louca. O CORONEL EDILBERTO e o CORONEL JOSE CANAVÓ escreveram o livro ASAS E GLÓRIAS DE SÃO PAULO, Em 1977, quando era comandante geral o CORONEL EB TORRES DE MELO, houve séria divergência entre os dois: o CORONEL EDILBERTO queria que o livro se chamasse ASAS E GLÓRIAS DA POLÍCIA MILITAR e o CORONEL CANAVÓ, ASAS E GLÓRIAS DA FORÇA PÚBLICA. No quartel do Comando Geral, quando o então CAPITÃO MELO ARAÚJO (era do DPM) elogiava o CORONEL EDILBERTO pelo lançamento do livro, surgiu o CORONEL JOSÉ CANAVÓ fazendo-lhe grande desfeita. Houve sério bate-boca e o CORONEL JOSÉ CANAVÓ desmaiou no local. Foi enviado ao Hospital Militar. O filho, então CAPITÃO EB, brigado com o pai, trabalhava em BRASILIA. ARY CANAVÓ foi chamado às pressas e, no hospital, fez as pazes com o pai.
Às 15 horas, reúnem-se doze conselheiros do MMDC para decisão da exclusão ou não da conselheira REGINA CELENTANO. O CORONEL PM LEMES, vice-presidente do Conselho Supremo, preside a reunião. Na mesa estão: GERALDO FARIA MARCONDES, CORONEL ARY CANAVÓ e CORONEL PM GUIMARÃES. Entre os conselheiros: GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, SEVERINO DOS SANTOS, MAX BASILE, THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, JOSÉ MARINS, TENENTE-CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO, PAULO BARROS DE CAMARGO (de CAMPINAS). O CORONEL ARY CANAVÓ apresenta o libelo acusatório contra REGINA. Ela se defende. Faz uso da palavra o seu advogado, VÍTOR. Falam alguns conselheiros, inclusive eu, acusando REGINA de comportamento inadequado na Sociedade. Depois de muita discussão procede-se a votação. Por 8 votos a 1 dona REGINA é excluída do quadro de conselheiros da Sociedade. O CORONEL ARY CANAVÓ não pode votar. Um veterano anulou seu voto e o TENENTE-CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO votou em branco. Terminada a reunião, os conselheiros ainda conversam sobre outros assuntos. Fica marcada a data de 14 de abril para a eleição do novo presidente da Diretoria Executiva. O CORONEL ARY CANAVÓ não se manifesta sobre isso Não se sabe qual será a sua reação. Daqui para diante haverá a escolha do nome do novo presidente, ou melhor, candidato para a eleição. Saio do MMDC com o CORONEL ARY CANAVÓ e SEVERINO DOS SANTOS. Vamos pegar o metrô. Regresso a GUARULHOS no EXPRESSO COCAIA, viajando de pé.
O Diário Oficial está publicando a transferência do CORONEL PM JOÃO FERREIRA DE SOUZA FILHO, Comandante do CPA/I-10 – LIMEIRA, para a reserva. Hoje, o TENENTE-CORONEL PAULO RÉGIS SALGADO disse-me que o CORONEL PM ACETES LOSANO também já entregou o pedido de passagem para a inatividade.
Pela COPA OURO, a JAMAICA venceu, na madrugada desta terça-feira, EL SALVADOR por 2 a 0. Enfrentará o MÉXICO na semi-final. Logo mais, na madrugada, jogarão BRASIL x ESTADOS UNIDOS.
Depois de cinco derrotas seguidas no Torneio RIO-SÃO PAULO, o CORINTHIANS finalmente conseguiu vencer em jogos oficiais sob o comando do técnico VANDERLEI LUXEMBURGO. Hoje à noite, em ARACAJU, a equipe bateu o ITABAIANA, por 3 a 0. MARCELINHO CARIOCA marcou dois gols. FERNANDO DINIZ fez o outro. Também pela COPA: CEARÁ 1 x PALMEIRAS 1; VASCO 8  x PICOS (PI)
16 a. falece o maestro WÁLTER RAFAEL CEREGATI, em 10 de fevereiro de 1999. Outras anotações nesta quarta-feira: tenho uma consulta marcada com o Doutor HENO, no INCOR, às 12 horas. Vou diretamente para esse lugar, saindo de casa às 10:20 horas. O Doutor HENO examina minha pressão e, por incrível que pareça, está 11 por 7. Mostra o resultado do M.A.P.A., realizado em 4 e 5 de fevereiro. A pressão mais alta registrada é de 16 x 10, por volta das 14 horas de 5 de fevereiro. À noite, a pressão cai para 12 x 8. Em seguida, marca-se o retorno para 16 de junho. O doutor HENO receita um novo remédio: NORVASC.
O Diário Oficial de hoje publica o remanejamento de coronéis, na nova esquematização do CORONEL PM RUI CÉSAR MELO. Não há transferência para a reserva.
No MMDC, a petulante e “cara de pau” da REGINA CELENTANO liga-me para dizer que está abrindo um quinto processo contra o CORONEL CANAVÓ por “invasão de privacidade”. Teria o CORONEL CANAVÓ descoberto que ela recebe indevidamente a pensão de sua mãe, já falecida. Diz que depois do carnaval as coisas vão “ferver” contra o CORONEL CANAVÓ. (REGINA foi expulsa da Sociedade em 10 de fevereiro de 1997).
Recebo alguns telefonemas sobre a posse do CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, marcada para amanhã, às 9 horas, na Academia de Polícia Militar do BARRO BRANCO. Combino com o CORONEL CANAVÓ um encontro no 1º BPChq. , às 8 horas, para irmos à APMBB.
Telefona-me o CORONEL PM NEY MOREIRA DOS SANTOS. Quer saber se amanhã irei à APMBB.
Toma posse, hoje, como Chefe da Polícia Civil o Delegado-Geral MARCO ANTÔNIO DESGUALDO.
O fechamento de seis estações da linha variante da CPTM, na zona leste, prejudicou 30 mil usuários. A interdição foi conseqüência do “quebra-quebra” ocorrido ontem à noite, quando passageiros revoltados queimaram quatro vagões e destruíram as dependências das estações.
Um equipamento que perfura solo para uma obra rompeu um duto de gás de cozinha da PETROBRÁS, provocando incêndio e explosões, que deixaram em pânico os moradores de VILA LUZITA, em SANTO ANDRÉ. 64 famílias deixaram suas casas, por precaução.
Quando estou retornando para GUARULHOS, num lotação, cai violenta pancada dágua. A região de VILA GALVÃO é duramente atingida. Pela TV, cenas terríveis dessa enchente são mostradas. Logo, minha mãe nos telefona, preocupada com o que mostra a TV.
Nesta noite, no MORUMBI, embaixo de chuva, pelo TORNEIO RIO-SÃO PAULO, SÃO PAULO 1 x CORINTHIANS 1. Com esse empate, o TRICOLOR garante o primeiro lugar do seu grupo. No outro jogo, no MARACANÃ, BOTAFOGO 1 x FLAMENGO 1. A PORTUGUESA perdeu sua invencibilidade no Campeonato Paulista ao ser vencida por 1 a 0 pelo SÃO JOSÉ, no VALE DO PARAÍBA. Esta é a primeira derrota da equipe sob o comando do técnico ZAGALLO. 
15 a. nasce LUIZ HENRIQUE, filho do ALEXANDRE e ELIANE, neto do Sr. LUIZ e de dona JACIRA, moradores de nossa rua. LUIZ HENRIQUE nasceu em 10 de fevereiro de 2000.
15 a. transf. reserva: Cel. JOEL ALVES DE OLIVEIRA e Cel. JOÃO ALBERTO MAZZA, em 10 de fevereiro de 2000.

ACONTECEU EM 10 DE FEVEREORP DE 2001 : -  SÁBADO
É uma data de descanso. Quando levanto já são 9 horas. Leio os jornais O ESTADO – DIÁRIO POPULAR e JORNAL DA TARDE. Trato dos arquivos, onde são colocados os assuntos principais, inclusive registrando-os na agenda do computador.
Na tarde, pelo Campeonato Paulista, assisto um jogo excepcional. Em LIMEIRA, o jogo INTERNACIONAL x SÃO PAULO está 0 a 0 até os 42 minutos do segundo tempo. Aí, o TRICOLOR marca 2 a 0. A vitória parece certa, mas o INTER faz 2 a 1 e, aos 50 minutos, LUIZINHO VIEIRA empata a partida. Na cobrança de pênaltis, o próprio LUIZINHO, responsável pelo empate, cobra o pênalti na trave. O SÃO PAULO vence por 3 a 2.

A televisão mostra cenas do acidente de ontem à noite na baia de HONOLULU, no HAWAI. O submarino americano USS GREENVILLE emergiu bruscamente e atingiu o casco do barco-escola japonês EHIME MARU. O pesqueiro-escola levava 20 marinheiros, dois professores e 13 alunos da Escola Secundária de Pesca de UWAJIMA. Em cinco minutos, o EHIME MARU afundou. Nove passageiros estão desaparecidos.    

O líder dos PARALAMAS DO SUCESSO, HÉRBERT VIANNA, respondeu a estímulos de dor nos braços após a suspensão das doses de sedativos. A mesma reação não foi observada na perna. Ele respirou com a ajuda de aparelhos por alguns momentos e deixou o estado profundo de coma.

Jogo algumas partidas de xadrez no computador. Percebo que não tenho mais a necessária paciência para mudar as peças do tabuleiro e, com isso, não se consegue nem empates.

Na Bandeirantes, o CINE SINISTRO atrasa por causa da apresentação do BAL MASQUÉ. A atração da madrugada é o filme SKINNER, um louco maníaco que matava e escalpelava suas vítimas. O final é um gancho para uma  continuação dessa história.

 
2 002 :  -    DOMINGO DE CARNAVAL
Um grupo de pelo menos vinte assaltantes promoveu, por volta das quatro horas da madrugada, um arrastão na Avenida OLAVO FONTOURA, próximo ao setor 3 do sambódromo do Anhembi. Os criminosos estavam armados de paus, pedras e estiletes. O GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN esteve hoje no sambódromo, com esposa e filha. Ele chegou por volta das 5 horas da madrugada, no camarote oficial, cercado de seguranças.

Numa manhã muito agradável, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA, acompanhado de seu amigo ANDRÉ ALVES DOS SANTOS, levam-me num fusquinha dirigido pelo André, até POÁ, onde vou almoçar com minha mãe. DONA ALICE está preocupada com DONA LILICA. Esta apareceu em sua casa, nesta manhã, dizendo que iria até ITAQUAQUECETUBA, onde tem parentes. Acontece que seu estado de saúde não é bom e minha mãe fez com que ela desistisse dessa viagem, pedindo para que a MARIZETE levasse LILICA para sua residência.
No retorno para GUARULHOS, quando já estou no ônibus COCAIA EXPRESSO, cai uma chuva de proporções razoáveis.

Na televisão, vejo a abertura do desfile da UNIDOS DE SÃO CLEMENTE, apresentando alguns problemas com carros alegóricos, deixando os destaques a pé. Em seguida, entrou na SAPUCAÍ a CAPRICHOSOS DE PILARES, que falou da cidade de PORTO ALEGRE.

Nesta manhã, quando a escola de samba LEANDRO DE ITAQUERA, que homenageou MÁRIO COVAS encerrava a apresentação do Grupo Especial do carnaval paulistano, o sósia do governador, PLÍNIO AUGUSTO DE CAMARGO, de 62 anos, que desfilou no sambódromo ao lado de dona LILA COVAS, passou mal na área de dispersão e morreu de ataque cardíaco.
Após ser socorrido no Posto Médico do Sambódromo, PLÍNIO foi transferido para o Pronto Socorro de Santana, aonde já chegou sem vida. Como um dos fundadores do PSDB, PLÍNIO, que durante 49 anos trabalhou com o pai de COVAS em negócios de café, no PARANÁ, foi convidado para desfilar na ala AMIGOS DE MÁRIO COVAS. Após a morte do governador, em março de 2 001, PLÍNIO sofreu uma isquemia. Mas, segundo sua mulher, ELIANA DE CASTRO SIQUEIRA, de 49 anos, ele se recuperou bem até sofrer a forte emoção do desfile.
No final da tarde, vários políticos ligados ao PSDB compareceram ao velório realizado do Diretório Estadual do Partido, nos JARDINS, zona sul. Entre eles, o presidente da Assembléia Legislativa, VÁLTER FELDMAN, o secretário estadual da Saúde, JOSÉ DA SILVA GUEDES, e o vereador WILLIAM WOO.

O PRIMEIRO-TENENTE MICHEL DOS SANTOS RIBEIRO, do Comando de Policiamento de Trânsito, foi preso em flagrante com cerca de 70 pedras de crack em um hotel na área conhecida como cracolândia, na região central da cidade, onde são intensos o consumo e o tráfico de drogas. O tenente estava acompanhado de mais dois traficantes. A prisão foi feita por policiais do DENARC e por agentes da Corregedoria da PM, após uma denúncia anônima.
MICHEL DOS SANTOS RIBEIRO entrou na POLÍCIA MILITAR em 1º de fevereiro de 1988. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de  abril  de  1991. Foi promovido  a  2º  Tenente  em 15 de dezembro de 1991. Em 1994, foi promovido a 1º Tenente. Com sua ação criminosa interrompe uma carreira brilhante. 

Em SÃO BERNARDO DO CAMPO, três homens morreram e outro ficou ferido na sétima chacina do ano registrada na Grande São Paulo. O crime aconteceu por volta das 3 horas, numa alameda do Jardim Nascimento.

Foi internado, em estado de coma, em decorrência de problemas cardíacos, no INSTITUTO DO CORAÇÃO, o ex–jogador de basquete UBIRATAN MACIEL, 58 anos, pivô da seleção brasileira, campeã mundial de 1963. BIRA, como é conhecido, sofreu três paradas cardíacas.

A FORÇA AÉREA DE ISRAEL atacou o quartel-general das forças de segurança da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA (ANP) em GAZA. O bombardeio feriu pelo menos dez pessoas e foi a resposta a um atentado, horas antes, em que dois palestinos foram mortos depois de executar a tiros duas soldadas israelenses e ferir sete pessoas, numa lanchonete perto de um quartel em BEERSHEVA, sul de ISRAEL.
Em outra ação, esta inédita, extremistas palestinos do grupo islâmico HAMAS, lançaram dois mísseis KASSAM sobre um kibutz  (fazenda coletiva) no deserto de NEGUEV, também no sul de ISRAEL. Não houve feridos. Em resposta, tanques israelenses avançaram para GAZA e dividiram o território palestino em três setores.

Cercada por um forte esquema de segurança que incluiu 11 carros e 2 motos, a ex–primeira dama dos EUA, BÁRBARA BUSH chegou ao sambódromo às 21h20 e assistiu ao desfile das três primeiras escolas de samba do Grupo Especial, no RIO. Foi embora à 1h30. Sorridente, acenou diversas vezes para os integrantes das agremiações, balançou cuidadosamente o corpo, bateu palmas e até batucou o ritmo das músicas na coxa direita, arriscando um sambinha.
A atriz PATRÍCIA PILLAR e o pré–candidato à Presidência, CIRO GOMES, foram as duas únicas pessoas que conversaram com BÁRBARA no camarote da BRAHMA.

Em visita oficial ao governador GERALDO ALCKMIN, o PRIMEIRO–MINISTRO ALEMÃO, GERHARD SCHROEDER, anunciou que seu país destinará um crédito de aproximadamente R$ 139,2 milhões para a preservação de florestas no BRASIL. O acordo será assinado amanhã. No encontro, ALCKMIN e SCHROEDER falaram também sobre energia. O governador lembrou que as turbinas da usina PORTO PRIMAVERA estão sendo instaladas pela empresa alemã VOITH/SIEMENS, de capital alemão. A usina foi visitada hoje pelo primeiro–ministro.
MARIA GIMENEZ BEZERRA reconheceu, neste domingo, RENATO MIZOGUCHI como seu filho. Atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno de SALT LAKE CITY, EUA, RENATO, que mora no JAPÃO, desde os dezenove anos de idade, foi abandonado pela mãe aos três anos. MARIA, que mora em BAURU, interior de SÃO PAULO, reconheceu RENATO ao assistir a uma reportagem sobre o filho na televisão.

FALECEU a última secretária particular de ADOLF HITLER, que testemunhou o suicídio do fuhrer nazista em um bunker em BERLIM, em 1945, TRAUDL JUNGE, de câncer, aos 82 anos, dias depois de publicar suas memórias e ver lançado um documentário sobre sua vida. TRAUDL tornou-se secretária particular do ditador nazista em 1942, em plena 2ª GUERRA MUNDIAL, e trabalhou com HITLER até o seu amargo final. Foi ela quem redigiu o testamento de HITLER, dias antes de escapar do bunker. Após manter-se quase que no anonimato por meio século, TRAUDL decidiu contar sua história – com riqueza de detalhes – no livro THROUGH THE FINAL HOURS (ATÉ AS HORAS FINAIS), publicado recentemente, e no documentário, exibido no FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM no dia de sua morte.    

MORREU O GENERAL VERNON WALTERS, QUASE EM SEGREDO: Íntimo de presidentes, temido pelas esquerdas, ele foi um marco da diplomacia americana. Aos 85 anos, ele ainda tinha o mesmo olhar firme, as posições definitivas e as respostas rápidas e ousadas que o transformaram em um mito da política externa dos ESTADOS UNIDOS. Admirado por políticos, militares e diplomatas pelo mundo afora, temido por comunistas de todos os matizes, foi no entanto bem longe dos holofotes, no silêncio de um hospital de WEST PALM BEACH, na FLÓRIDA, que o general VERNON WALTERS morreu neste domingo. A fama de ter conspirado contra o presidente brasileiro JANGO GOULART e participado do GOLPE MILITAR de 1964 acompanhou VERNON WALTERS nessas últimas três décadas, mas parece ter sido superestimada.
   
NA RECORD, assisto o filme FOGO CONTRA FOGO, de 1995, direção de MICHAEL MANN, com ROBERT DE NIRO, AL PACINO, VAL KILMER, JON VOIGHT E ASHLEY JUDD. Policial obsessivo caça criminoso que saiu da cadeia e planeja um grande golpe em LOS ÂNGELES. Esse filme é uma verdadeira obra–prima do diretor MICHAEL MANN que redimensionou seu projeto de cinema com o maravilhoso O INFORMANTE, mas MARTIN SCORSESE acha que este é o seu melhor filme.

2 003   :  -   SEGUNDA-FEIRA
Saio mais cedo de casa e passo no REGIMENTO DE CAVALARIA NOVE DE JULHO. Tinha prometido ao CORONEL RUI CÉSAR MELO deixar com o comandante do Regimento, TENENTE-CORONEL YVES CATALANO, uma minuta de uma declaração onde o ex–comandante geral, na qualidade de presidente nato do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em março de 2002, incumbiu o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, 2º vice-presidente do CONSELHO SUPREMO a tratar com a NESTLÉ/NESCAU a restauração do Monumento–Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. O Cel. RUI CÉSAR MELO está no picadeiro aberto praticando a equitação. Encontro no Regimento, dois antigos comandantes: CORONEL REFORMADO NIOMAR CYRNE BEZERRA e CORONEL DA RESERVA UBIRATAN GUIMARÃES. Este promete ajudar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, assim que assumir a cadeira de deputado estadual, no mês de março.
Ao passar pela PRAÇA DA SÉ, percebo que quase que todas as árvores têm agora uma grade de ferro de proteção, removível. Antes, durante muitos anos, os pés dessas árvores eram cercadas por paralelepípedos. Além de um aspecto feioso, prejudicavam as árvores e causavam problemas para os pedestres, quase sempre errando o passo ao topar com os paralelepípedos desajustados face ao crescimento das raízes das árvores. O jornaleiro – RUBINHO - que sempre me guarda o AGORA, nervoso, conta-me que há um movimento na Prefeitura para a retirada das bancas de jornais do Centro. A banca dele se situa na frente do Tribunal de Justiça e também consta da relação. 
Encontro os oficiais do MMDS em destino. Estão fazendo a segurança do EXTRA da Brigadeiro. Aguardo-os. Por volta das 14 horas, estou na Sociedade. O Sr. MARCONDES acha-se presente e está contente porque o IPH perdeu mais uma ação: queria paralisar as obras da reforma do Monumento-Mausoléu.
SÍLVIO LUIZ DA ROCHA, que está fazendo contatos com os consulados para a participação das colônias estrangeiras no desfile de 9 DE JULHO, vem hoje ao MMDC para prestar contas do que já executou. HOJE ele se filia à Sociedade. Também na tarde vem nos visitar o professor EGBERTO MAIA LUZ, ainda querendo saber de detalhes sobre o restauro do Obelisco.
Em casa, encontro o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA trabalhando na escada que une o nosso quintal com a parte de cima da casa, onde foi construído o meu quarto. Durante vários dias ele deixou essa escada inacabada.
Familiares do ex–combatente do BATALHÃO NOVE DE JULHO, na revolução de 32, MIGUEL JOSÉ BASILE, comunicam que o veterano acaba de falecer. Nasceu em 12 de dezembro de 1910. Para a Sociedade Veteranos de 32 é a notícia do primeiro veterano de 32 a falecer em 2003.

RETORNOU às gravações da novela ESPERANÇA, da rede GLOBO, a atriz ANA PAULA ARÓSIO. Ela gravou cenas dos últimos capítulos da história, depois de um afastamento de dezesseis dias.

A prisão de PEDRO CIECHANOVICZ, de 49 anos, põe fim ao mais longo seqüestro da história de São Paulo e colocou atrás das grades o homem apontado como o líder do bando que seqüestrara entre outros os empresários JOSÉ CUTRALE NETO, GIRZ ARONSON e ROBERTO BENITO JÚNIOR, das LOJAS CEM, alguns dos mais importantes casos ocorridos nos últimos anos no Estado. Detido hoje de madrugada em CURITIBA, CIECHANOVICZ ordenou, sem que o resgate fosse pago, a libertação de sua última vítima, o empresário JOÃO BERTIN, de 82 anos, que passou 155 dias no cativeiro. Maior exportador de carne do BRASIL, o empresário ficou todo o tempo fechado num quarto, provavelmente numa chácara, em QUATÁ, na região de ASSIS, no interior paulista. CIECHANOVICZ é considerado pela polícia o mais perigoso seqüestrador e líder do bando mais bem organizado de SÃO PAULO. O grupo é suspeito de quinze sequestros.
  
Voz gravíssima, olhos semicerrados, uma expressão que o consagrou como um dos maiores vilões do cinema e da televisão nacionais. O ator JOSÉ LEWGOY morreu hoje à tarde, aos 82 anos, vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO. LEWGOY deu entrada no último dia 4 na unidade coronariana, com um quadro de infecção respiratória. Seu estado de saúde se agravou domingo à tarde (dia 9) e ele veio a falecer às 16:10 horas. Gaúcho, nascido em VERANÓPOLIS, interior do Estado, em 16 de novembro de 1920 – filho de pai russo e mãe americana que se conheceram em NOVA YORK – LEWGOY tinha um dos mais extensos currículos do meio artístico, especialmente em cinema. São mais de cem participações em filmes, além do trabalho em quase 20 novelas e minisséries. Chegou a cursar arte dramática na Universidade de YALE, nos EUA. Poliglota, dominava o inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Antes de se dedicar à arte dramática, LEWGOY foi tradutor, revisor e diretor de arte da Editora GLOBO de PORTO ALEGRE, na época em que a empresa era dirigida por ÉRICO VERÍSSIMO, a quem considerava uma espécie de “guru” e padrinho de sua carreira. Na adolescência, já atuava como ator de teatro em PORTO ALEGRE. Fez parte da trupe do Teatro do Estudante da cidade, onde estreou em 1944 na peça “TOPAZE”, de MARCEL PAGNOL. Na mesma época, atuou em “DEUS LHE PAGUE”, de JORACI CAMARGO. Estreou nos cinemas em “PERDIDA PELA PAIXÃO”, 1950, de FERNANDO DE BARROS. Diante de tamanha produção, o ator colecionou uma série de premiações. Entre as mais importantes estavam o KIKITO de melhor ator no Festival de GRAMADO por sua atuação em “O IBRAIM DO SUBÚRBIO” (76), o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de BRASÍLIA por “ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, O JUDEU” (94) e o Troféu OSCARITO, concedido pelo conjunto da obra. Seus papéis de maior destaque foram em “FITZCARRALDO” (82) de WÉRNER HERZOG, e “TERRA EM TRANSE” (67) de GLAUBER ROCHA. Outras obras de destaque são “O QUATRILHO” (95) de FÁBIO BARRETO, “LUAR SOBRE PARADOR” (88) de PAUL MAZURSKI, “A DAMA DO CINE SHANGAI” (87) de GUILHERME DE ALMEIDA PRADO, “O BEIJO DA MULHER ARANHA” (85) de HECTOR BABENCO, “S.O.S. NORONHA” (57) de GEORGES ROUQUIER, e “QUAND SONNERA MIDI”, (57) de EDMOND T. GREVILLE. Os dois últimos filmados na EUROPA. Seu último trabalho foi “SONHOS TROPICAIS”, em 2002, de ANDRÉ STURM. Há ainda o inédito “APOLÔNIO BRASIL–O CAMPEÃO DA ALEGRIA”, de HUGO CARVANA. Na virada dos anos 40, LEWGOY estreou no cinema em “QUANDO A NOITE ACABA”, (1948) – e começou imediatamente a deixar sua marca, atuando em diversas chanchadas, como “CARNAVAL NO FOGO” (1949), “AVISO AOS NAVEGANTES” (1950), “AMEI UM BICHEIRO” (1952), sempre em papéis de vilão, antagonizando OSCARITO e GRANDE OTHELO. Criou-se ali a aura de vilão número um do cinema brasileiro – e ele voltaria a sê-lo em filmes muitos distintos do ciclo da chanchada, como “ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA” (1967), ou “A DAMA DO CINE SHANGAI” (1987).  No teatro, atuou pela última vez em “O JARDIM DAS CEREJEIRAS”, de CHECOV, em 87. Na televisão, LEWGOY se destacou em várias produções, como a minissérie “OS MAIAS” (2000) – seu último trabalho no veículo – e as novelas “O OUTRO” (87), “FEIJÃO MARAVILHA” (79) , “DANCIN´DAYS” (78), “LABIRINTO”, “ENGRAÇADINHA”, “ÁGUA VIVA”, “LOUCO AMOR”, “E EU NÃO SEI ?” e “FORÇA DE UM DESEJO”, “ANJO MAU”, “PLUMAS E PAETÊS”, “O REBU”, “ANOS DOURADOS”.

O PM JOSÉ RICARDO CÂMARA DE OLIVEIRA, de 30 anos, e cinco pessoas de sua família morreram em acidente, às 18 horas do domingo, dia 9, na altura do km 29 da Rodovia CASTELLO BRANCO, em BARUERI, na Grande São Paulo. O PASSAT do PM caiu em uma ribanceira e capotou várias vezes. OLIVEIRA trabalhava na 4ª Companhia do 16º BPMM, na zona oeste da Capital

ANUNCIADA pelo bicampeão mundial de FÓRMULA 1 ÉMERSON FITTIPALDI a criação de uma nova equipe na FÓRMULA CART (ex–INDY). Com um sócio americano, ÉMERSON investirá vinte e um milhões de reais na montagem da FITTIPALDI – DINGMAN.

PREMIADOS por agências americanas de combate às drogas GLÓRIA PEREZ, de 53 anos, e JAYME MONJARDIM, de 46, respectivamente autora e diretor da novela O CLONE, da TV GLOBO, pelo serviço prestado aos telespectadores. Em SALT LAKE, ESTADOS UNIDOS.

APROVADA para o curso de letras da PUC – CAMPINAS a costureira ANNA FERREIRA DO PRADO, de 80 anos. Viúva desde os 26 anos e mãe de quatro filhos, ANNA é a caloura de nível superior mais idosa do Estado de SÃO PAULO.

FALECEU o secretário de imprensa do ex–presidente americano RICHARD NIXON, RONALD ZIEGLER. Em livro recente, um ex–advogado de NIXON sugere que ZIEGLER teria sido um dos informantes dos repórteres do jornal WASHINGTON POST que denunciaram o escândalo WATERGATE. Aos 63 anos, de ataque cardíaco, em CORONADO, ESTADOS UNIDOS.

FALECEU DANIEL TOSCAN DU PLANTIER, produtor, presidente da ACADEMIA FRANCESA DE CINEMA. Aos 61 anos, de ataque cardíaco. EM BERLIM.

ANUNCIADOS pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de HOLLYWOOD os concorrentes ao OSCAR 2003. O filme com mais indicações foi o musical CHICAGO, que disputará treze estatuetas. A música BURN IN BLUE, da trilha sonora de FRIDA, interpretada em dueto do brasileiro CAETANO VELOSO com a mexicana LILA DOWNS, concorre ao prêmio de melhor canção original.

COMPARECERAM perante a Suprema Corte de Justiça da INGLATERRA os atores CATHERINE ZETA-JONES e MICHAEL DOUGLAS. O casal processa a revista de celebridades britânica HELLO! Pela publicação de fotos, não autorizada, de seu casamento ocorrido em 2000. Eles reclamam uma indenização equivalente a três milhões de reais.   

2 004   :  -    TERÇA-FEIRA
Problemas têm surgido com essa reforma da casa. Alguns vazamentos foram localizados, todos por nós desconhecidos. Mas dão certo trabalho que não estava programado. LUCINDA está ruim por causa da poeira e isso lhe perturba no trabalho diário, complicado com a sujeira que fica. Não temos novidades nesta manhã. As conversas em torno do restauro do Monumento-Mausoléu também sofrem uma parada porque se aguarda os resultados da Justiça.
Na tarde, o Cel MENDES assina alguns documentos como vice-presidente respondendo pela Presidência da Diretoria Executiva, pois o Sr MARCONDES cuida de sua esposa e de outros assuntos, não vindo ao MMDC. Meu colega também está atarefado nesta terça-feira, pois deverá ir para AMPARO, onde, na LOJA MAÇÔNICA “TRABALHO” (de mais de 150 anos), será homenageado à noite. Mandamos para o Cmt Geral, na qualidade de Presidente do CONSELHO SUPREMO, a ATA de 12 de janeiro, da Diretoria Executiva, aonde chegamos a conclusão que não se poderia alterar a sigla MMDC. Esse deverá ser um dos assuntos da reunião do CONSELHO SUPREMO em 27 de fevereiro.
Lendo atas de reuniões da Diretoria Executiva, em 1979, passo a conhecer um pouco da história do GENERAL ARISTÓTELES RIBEIRO, nascido em 1º de outubro de 1900, no RIO, e que participou da Revolução de 1932, no ESTADO-MAIOR da 2ª D.I.O., sob o comando do então Coronel EB EUCLYDES FIGUEIREDO. Seguiu para o MATO GROSSO com o Coronel EB PALIMÉRCIO DE REZENDE, para preparar a continuidade da Revolução, o que não foi possível. Retirou-se para o PARAGUAI e daí para a ARGENTINA, onde permaneceu durante onze meses. Assumiu o Comando do Exército Constitucionalista em 9 de julho de 1979.
No dia 25 de maio de 1979 vinha a falecer o Capelão da Revolução de 32, padre ELISEU MURARI. Isso também leio nessas atas. Numa ata datada de 18 de março de 1980 podemos constatar que o Monumento-Mausoléu já apresentava problemas para a Sociedade. Portanto essa situação atual do Obelisco vem através dos anos, cada vez em pior estado de conservação. 
O Cel MENDES e eu recepcionamos o mais novo sócio do MMDC, o Senhor VALDIR CÂNDIDO MARTINS, muito interessado nas coisas da revolução de 32.

Em casa, encontro LUCINDA tossindo muito. Esse problema de construção está lhe prejudicando as vias respiratórias. Dona CÉLIA telefona-me para falar que o Cel ARY CANAVÓ mandou uma carta para os conselheiros, explicando a sua posição no caso ainda do PROTOCOLO DE INTENÇÕES, de 1999, com o MASSARANI. Ele provavelmente não sabe que o processo MMDC x IPH já foi extinto. Não recebi essa carta. O Sr. MARCONDES não gostou dessa petulância do CANAVÓ. Logo mais o CARRARO quer conversar comigo sobre a reunião do CONSELHO SUPREMO. Recebeu a carta muito interessante que a FIAMMETTA mandou para a NESTLÉ, no ano passado, elogiando a atitude daquela empresa em patrocinar o restauro do Monumento.

DIÁRIO OFICIAL DE 10 DE FEVEREIRO DE 2004 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM WALDIR DA CRUZ, do CORPO DE BOMBEIROS. Nasceu em 10 de fevereiro de 1953 (está completando 51 anos na dada de hoje). Entrou para a PMESP em 12 de julho de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 25 de agosto de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1998; Tenente-Coronel – 24 de maio de 2003.

CRUZEIRO E CORITIBA viveram noites opostas na rodada de hoje da TAÇA LIBERTADORES. Enquanto o time cruzeirense bateu o UNIVERSIDAD CONCEPCIÓN por 3 a 1, fora de casa, e assumiu a liderança isolada do GRUPO 3, com seis pontos, o time paranaense deu vexame em sua estréia, perdendo por 4 a 1, de virada, para o SPORTING CRISTAL, no PERU, após sair na frente. Com o resultado, o CORITIBA despencou para a lanterna do GRUPO 9, sem nenhum ponto.

O tenista brasileiro GUSTAVO KUERTEN tentará amanhã uma vaga para a fase de quartas-de-final do ATP de VIÑA DEL MAR, no CHILE. GUGA enfrentará o argentino FRANCO SQUILLARI. Na sua estréia, GUGA venceu o francês JEAN RENE LISNARD.

A brasiliense JULIANA escapou hoje de seu segundo paredão no “BIG BROTHER BRASIL 4”. Ela venceu a modelo argentina ANTONELLA, que levou 57% dos mais de 12 milhões de votos dos espectadores –o recorde do “BBB4”. Antes de deixar a Casa, ANTONELLA despediu-se demoradamente do lutador MARCELO DOURADO, namorado de JULIANA, tendo conversado com ele sem o microfone que os participantes são obrigados a usar.
Depois do “BBB4”, assisto o início da sexta semana de UM SÓ CORAÇÃO. MARTIM conta para YOLANDA PENTEADO que irá se casar com GILDA, o que ocorre algum tempo depois (ele deve muito para o doutor VARELA, pai de GILDA, recentemente falecido, que pediu, na hora da morte, para que MARTIM casasse com sua filha). MARTIM já é doutor e, embora se casando com GILDA, nunca esqueceu de YOLANDA PENTEADO. Um outro casamento, este para fazer frente a FERNÃO e YOLANDA, é o de ELISA COM RODOLFO (filho do CORONEL TOTONHO). A minissérie avança até o ano de 1929. Mostra dois personagens que irão aparecer muito daqui para a frente: GUILHERME DE ALMEIDA e PATRÍCIA GALVÃO (PAGU). Esta, uma mulher muito avançada para a época, insinua-se na casa de TARSILA DO AMARAL, sendo que será amante de OSWALD DE ANDRADE (esposo de TARSILA).

O supervisor de obras CARLOS ALBERTO DE SOUZA, de 38 anos, disse que começou a desconfiar que poderia ser o menino CARLOS RAMIRES DA COSTA, o CARLINHOS –seqüestrado em 1973, no bairro de LARANJEIRAS, no RIO –depois que uma tia passou a sugerir que ele tinha muita semelhança com a foto da criança desaparecida. “Sempre tratei  como uma brincadeira. Nos últimos anos, no entanto, comecei a considerar a hipótese”. CARLOS ALBERTO –que também é chamado de CARLINHOS pela família- foi criado em BAURU pelos avós. MARIA IZABEL DE SOUZA DOS SANTOS que sempre disse ser sua  mãe biológica, teria engravidado aos 15 anos de um namorado um pouco mais velho. Como a família não permitiu o casamento, a criança acabou sendo criada pelos avós maternos. Ele só foi apresentado ao pai aos dezoito anos. CARLOS ALBERTO DE SOUZA será submetido amanhã à coleta de material para realização do exame de DNA.

O Sargento PM JOSÉ DA SILVA BORGES, da ROTA, foi baleado na cabeça, às 16:30 horas, ao tentar libertar uma mulher vítima de seqüestro relâmpago no JARDIM SÃO LUÍS, zona sul da Capital. Um criminoso foi morto e outro preso. Os PMs da ROTA encontraram um GOL quando faziam patrulhamento. Uma denúncia anônima que chegou pelo rádio da viatura informava que uma mulher, que acabara de sair do shopping MORUMBI era feita refém no interior desse carro. Depois de uma breve perseguição, o GOL roubado perdeu o controle em uma curva e parou na esquina das ruas JOSÉ RODRIGUES GOMES e JOSÉ LUÍS DE PAULA. Os dois criminosos desceram do carro atirando e a refém ficou deitada no banco de trás. Quando desceu da viatura, o Sargento BORGES foi atingido com um tiro de revólver calibre 38 na cabeça. A bala entrou do lado esquerdo da face e o PM perdeu parte da massa encefálica. Foi levado em estado grave para o PS de CAMPO LIMPO.

Um incêndio destruiu, hoje de madrugada, cerca de dez barracos da FAVELA TIQUATIRA, que fica sob o viaduto GENERAL MILTON TAVARES DE SOUZA, na PENHA, zona leste da Capital. Aproximadamente 50 pessoas ficaram desabrigadas.

A última rodada da pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, feita pelo Instituto SENSUS, mostra que a avaliação pessoal do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA caiu 18,3 pontos em um ano de governo. De janeiro até hoje, sua avaliação despencou de 83,6% para 65,3%. A queda foi destacada até pela Agência BRASIL, órgão oficial de informação do governo. No mesmo período, a desaprovação do presidente também bateu “recorde”: no início do mandato, 6,8% faziam avaliação negativa de LULA, agora o coro de descontentes cresceu para 24,2%.

A perícia técnica feita no corpo do dentista FLÁVIO FERREIRA SANT´ANA, de 28 anos – morto por cinco PMs na noite do dia 3 de fevereiro, na zona norte da Capital - não detectou resíduos de pólvora ou chumbo nas mãos da vítima. O resultado do exame residuográfico desmente a versão dos PMs, que alegam que SANT´ANA atirou contra eles, resistindo à voz de prisão. Para comprovar essa versão, eles teriam forjado provas, deixando uma arma ao lado do corpo do dentista.

MORREU o jogador de basquete RAIMONDS JUMIKIS, aos 23 anos, do AKROPOL de ESTOCOLMO, durante partida pela liga sueca. A causa da morte foram problemas cardíacos congênitos. Em ESTOCOLMO.

REAPARECEU o candidato à Presidência da RÚSSIA, IVAN RYBKIN, sumido havia cinco dias. Primeiro RYBKIN disse que estava descansando na cidade de KIEV. Depois divulgou a versão de que fora dopado, seqüestrado e forçado a telefonar para a família e contar que se divertia em outra cidade. O objetivo do seqüestro seria pressioná-lo a abandonar sua candidatura. Em MOSCOU.

APROVADA pelo Parlamento da FRANÇA lei que proíbe os estudantes de usar símbolos religiosos nas escolas públicas. Pela nova regra, não são permitidos por exemplo, crucifixos, véus e quipás. A comunidade muçulmana do País protestou contra a medida, cujo objetivo é reforçar o caráter leigo das instituições de ensino. Em PARIS.

Um atentado com carro-bomba matou hoje 54 pessoas e deixou 150 feridas –a maioria civis- na cidade de ISKANDERIA, ao sul de BAGDÁ. Os explosivos foram detonados nas proximidades de uma delegacia de polícia, horas depois de um homem-bomba se explodir em frente à casa de um líder tribal iraquiano apoiado pelos EUA, na cidade de RAMADI, considerada bastião de hostilidade à ocupação. Quatro guarda-costas ficaram feridos. Os atentados de hoje seguiram o padrão de matar iraquianos vistos como colaboradores de WASHINGTON. Em 1º de fevereiro, um atentado suicida duplo no norte do IRAQUE matou mais de cem pessoas, atingindo os quartéis-generais de dois dos principais partidos políticos curdos.

Um avião da empresa iraniana KISH AIRLINE caiu hoje nos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, matando 44 das 46 pessoas a bordo, a maioria trabalhadores imigrantes. O acidente ocorreu quando a aeronave se preparava para pousar em SHARJAH. O FOKKER-50 saiu da ilha iraniana de KISH.  Trata-se do sexto acidente envolvendo aviões iranianos desde 2000. Isso se deve à idade da frota do País e às sanções impostas pelos EUA, que dificultam a compra de peças de reposição.
   
Os EUA detectaram hoje o segundo caso da “gripe das aves” numa granja de DELAWARE. “Trata-se de um fato imprevisto”, disse o secretário da Agricultura, MICHAEL SCUSE. O primeiro caso da doença foi descoberto na semana passada no condado de KENT, também no Estado de DELAWARE. O BRASIL uniu-se hoje ao grupo de países (CORÉIA DO SUL, JAPÃO e POLÔNIA) que suspendeu a importação de frangos americanos.
           
2 005   :   -   QUINTA-FEIRA
Pregado nas paredes do CINE IPIRANGA, no centro da cidade, o cartaz do filme “BATMAN BEGINS” conta uma mentira. Em letras coloridas o poster anuncia: “em breve”. Mas a próxima aventura do herói mascarado não vai estrear naquele lugar. “ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA” e “O GRITO”, hoje à noite, serão as duas últimas sessões do IPIRANGA. Depois, o cinema fecha as portas. O porteiro do IPIRANGA conta que o lugar pode virar bingo o igreja, como já aconteceu com outros cinemas da região. Destino pior teve o CINE REGINA, que foi transformado em estacionamento. "O prédio vai fechar para reforma. Por aqui circulam três possibilidades: será bingo, igreja ou um cinema moderno. É ruim que o cinema feche, mas se ele voltar a funcionar, precisa mesmo ser reformado. Não tem ar condicionado, precisa trocar o carpete e colocar cadeiras confortáveis”, opina um funcionário que prefere não dizer o nome. Para modernizar o tradicional IPIRANGA, fundado em 1941, vão surgir obstáculos, já que o prédio é patrimônio histórico da cidade. Ontem, durante a tarde, menos de vinte pessoas assistiam ao recém-lançado ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA.

O PT prepara uma série de atividades para comemorar seus 25 anos. A primeira será o lançamento, hoje, data do aniversário da legenda, de um site que vai contar a trajetória do partido. As principais comemorações dos 25 anos da legenda, no entanto, devem acontecer em março, mais de 30 dias da data oficial do aniversário. Para o dia 19 de março está marcado um ato público em BELO HORIZONTE. A presença do mais ilustre representante petista, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, está confirmada. Também em março, entre os dias 21 e 24, está previsto a realização de um seminário em SÃO PAULO, para discutir os rumos do partido e do governo.

Chego à cidade de SÃO PAULO por volta das 12:30 horas. Antes de tudo, vou à Associação e assino toda a documentação para a obtenção dos mil reais que o JOSÉ, irmão da LUCINDA, está precisando. Essa quantia será paga em 12 prestações, a começar de 10 de março de 2005. Vai até fevereiro de 2006. Depois, vou encontrar VICTÓRIO assoberbado de serviço. O pior é que ele faz tudo sozinho. Não há ajuda de outro oficial. Acha ele que estará ocupado até o final do expediente. Estão no MMDS: ALEMÃO e ELÁDIO. Por volta das 15 horas, vou levar um disquete com a convocação da reunião dos conselheiros para 28 de fevereiro, mas encontro a Sociedade Veteranos de 32-MMDC fechada. Retorno a GUARULHOS.
Em casa, o JOSÉ já está esperando o dinheiro que irá levar para a advogada MARA BORGATTO, que está cuidando dos papéis para a legalização da casa onde mora.
Começo a trabalhar no computador, mas lá pelas 18:30 horas há interrupção no fornecimento de energia elétrica. Isso causa um defeito no disco CDRW. Ele passa apenas a atender para leitura e deixa de ser regravável. A sorte é que tenho um sobressalente.

Os quase 30 mil corintianos que foram hoje ao PACAEMBU ver o primeiro jogo de TEVEZ pelo clube não se decepcionaram; num prolongamento da festa da FIEL no Carnaval, o argentino marcou dois gols, dançou, fez belas jogadas e foi fundamental na vitória sobre o RIO BRANCO por 3 a 1, a quarta consecutiva da equipe no PAULISTÃO. O resultado levou o time a 12 pontos, subindo para o quarto lugar.
O SANTOS voltou a tropeçar na VILA BELMIRO e perdeu novamente a liderança do campeonato, nesta noite, ao empatar, sem gols, com o GUARANI. Com o resultado, o PEIXE fica outra vez a dois pontos do rival SÃO PAULO (16 a 14). UNIÃO SÃO JOÃO venceu a PONTE PRETA por 3 a 2.

NAZARÉ (RENATA SORRAH) começou a pagar seus pecados no capítulo de hoje de “SENHORA DO DESTINO”. Na prisão, o delegado a obrigou a lavar os vasos sanitários sujos. Depois de chorar e oferecer serviços sexuais em troca da dispensa do serviço, NAZARÉ teve que por a mão na massa. No final do capítulo, o BARÃO (RAUL CORTEZ) decide viver com a BARONESA (GLÓRIA MENEZES) em PARIS mas ela percebe que suas esmeraldas sumiram.

No BIG BROTHER BRASIL 5 mais uma semana a favor do bem. PINK, a rainha dos mocinhos (ao lado do rei JEAN) é a nova líder. Com ela no trono, garantem a permanência na casa os amigos JEAN, GRAZI e SAMMY. O sansei não desgruda do pé de PINK. Ela, no entanto, declarou que não começa um romance com medo que ele acabe junto com o programa. PINK, lembra-se do poeta VINÍCIUS DE MORAES, “QUE SEJA INFINITO ENQUANTO DURE”.
 
Quatorze pessoas morreram e três ficaram feridas no choque frontal entre uma van de passageiros e uma carreta no quilômetro 451 da BR-364 em CUIABÁ (MT). O acidente aconteceu às 6:30 horas de hoje. O motorista da carreta, THIAGO GASPERI DE OLIVEIRA, de 22 anos, provocou a colisão ao invadir a pista no sentido contrário. A carreta raspou na lateral de um caminhão, desviou de uma ambulância e bateu de frente na van que levava 15 passageiros. Ainda não se sabe porque o motorista entrou na contramão. Como não chovia, nem havia marcas de derrapagem na pista, a Polícia Rodoviária trabalha com duas possibilidades: o motorista passou mal dentro da cabine ou dormiu ao volante, sob efeito de estimulantes para cumprir prazos apertados.

SEIS HOMENS morreram baleados e um adolescente ficou gravemente ferido em uma chacina ocorrida na FAVELA DO CORUJA, na VILA GUILHERME zona norte de SÃO PAULO, no final da noite de quarta-feira. Foi o primeiro caso de chacina registrado neste ano. Duas das vítimas eram irmãos que haviam chegado da igreja e viram o crime. Os autores eram três homens que se identificaram como policiais.

A mulher do ex-ministro ADIB JATENE, AURICE, passou por cirurgia, ontem, para fixação da coluna, no INCOR, em SÃO PAULO. Ela havia sofrido fratura em uma vértebra lombar no acidente automobilístico sofrido pelo casal no dia 4, na rodovia WASHINGTON LUIZ, na altura de MATÃO, a 305 km da Capital. Desgovernada, a picape onde os dois estavam subiu no canteiro central da rodovia e tombou. JATENE teve só escoriações. Os médicos ainda não deram previsão de alta para AURICE.

A polícia de CAMPINAS informou hoje que análises preliminares do Instituto de Criminalística não detectaram a presença de arsênico no doce de chocolate consumido pela família do médico homeopata HÚDSON DA SILVA CARVALHO, de 46 anos. O médico, sua mulher e a filha mais velha do casal morreram por envenenamento em 30 de janeiro. A filha mais nova também foi parar no hospital, mas sobreviveu. O doce de chocolate onde, suspeita a polícia, estaria o arsênico que contaminou a família, foi servido pelo médico à mulher e às filhas na noite de 29 de janeiro, um sábado. Em seguida, todos começaram a passar mal, mas somente durante a madrugada foram socorridos. Hoje à noite, a polícia voltou à casa da família, no PARQUE DAS UNIVERSIDADES, para novas buscas.

Os ambulantes de calçadões do Centro da cidade de SÃO PAULO montaram uma polícia paralela para evitar roubos e furtos. São cerca de 20 homens que usam calças camufladas, bonés e camisetas com a estampa “POP COMBAT”. O grupo trabalha na região desde 31 de janeiro, mesmo sem autorização da Prefeitura e de entidades como o VIVA O CENTRO, que acha temerária a iniciativa dos marreteiros. Para garantir o serviço, cerca de 130 camelôs pagam dez reais por semana à milícia.

O filósofo autodidata, ex-deputado federal e jornalista ROLAND CORBISIER morreu aos 90 anos, na madrugada, de embolia pulmonar, decorrente do MAL DE PARKINSON. O corpo deixou o Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, zona sul do RIO, coberto com a bandeira do BRASIL e sob o HINO NACIONAL, entoado por parentes e amigos, seguiu para o Cemitério do CAJU, na zona norte, onde foi enterrado às 15 horas. Foi um dos fundadores e primeiro diretor do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, órgão do Ministério da Educação que promovia cursos e publicações numa linha nacional-desenvolvimentista e foi extinto em 1964, no início do regime militar. Como filósofo, passou do existencialismo e integralismo na década de 1930 para o marxismo nos anos 1960. O que, para o filho mais velho, JOSÉ EDUARDO, de 61 anos, é o seu principal legado. Paulistano, ROLAND CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE CORBISIER nasceu em 1914. Formou-se em Direito, mas trilhou o caminho das letras e da filosofia. Escreveu artigos para revistas e jornais e fundou a LIVRARIA PLANALTO, em 1946. Foi redator e colaborador de O ESTADO DE SÃO PAULO, por 15 anos, a partir de 1949. Participou da fundação do Instituto Brasileiro de Filosofia. Foi eleito deputado estadual pela GUANABARA em 1962. Dois anos depois, como deputado federal, lutou pelas Reformas de Base de JOÃO GOULART e foi cassado. Publicou quinze livros, entre eles OS INTELECTUAIS e A REVOLUÇÃO (1980).

Foi anunciado pelo IBGE o crescimento de 8,3% da indústria brasileira, o melhor desempenho em 18 anos. A expansão se deve ao bom desempenho de bens de capital e exportações.

FERNANDA MONTENEGRO reina em BERLIM como uma autêntica rainha brasileira. REDENTOR inaugurou hoje a sessão PANORAMA, uma das mais importantes do FESTIVAL. CENTRAL DO BRASIL, DO OUTRO LADO DA RUA e agora REDENTOR – pela terceira vez FERNANDA MONTENEGRO participa da seleção oficial do FESTIVAL DE BERLIM. E mais uma vez provoca sensação e é aclamada pelo público, que a adora. O filho de FERNANDA, CLÁUDIO TORRES, veio mostrar REDENTOR, ópera barroca sobre corrupção e religiosidade no BRASIL. FERNANDA diz que a questão social permeia todo o cinema brasileiro.
  
O príncipe CHARLES, de 56 anos, herdeiro do trono britânico, anunciou hoje o casamento com sua namorada, CAMILLA PARKER-BOWLES, de 57 anos. Segundo uma nota divulgada pela CLARENCE HALL, residência oficial do príncipe de GALES, a união será oficializada numa cerimônia reservada no dia 8 de abril, na Capela SAINT GEORGE, no CASTELO DE WINDSOR, a oeste de LONDRES. A cerimônia nem de longe terá a mesma pompa que marcou o enlace do herdeiro do REINO UNIDO com LADY DI, em 1981.

A dona-de-casa americana SARAH KENNEY confessou nesta quinta-feira que mentiu ao revelar à imprensa que era viúva do soldado JONATHAN KENNEY. Ele mentiu também ao contar a lorota de que o seu suposto marido morrera ao se colocar na frente de uma criança iraquiana para impedir que ela fosse baleada. A falsa história comoveu o mundo. “Já fui pega contando mentiras, mas essa foi a mais grave de todas”, disse ela. O grupo HERÓIS DO FRONT acreditou na versão de SARAH e recebeu doações para os parentes do suposto soldado morto. Que serão, agora, devolvidas.

O governo da CORÉIA DO NORTE admitiu hoje pela primeira vez ter como parte de seu “arsenal para autodefesa” armas nucleares fabricadas no país. Junto com o anúncio, feito por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, os norte-coreanos decidiram suspender, por período indefinido, sua participação nas conversações sobre seu programa de armas. “Já havíamos tomado a decisão de nos retirarmos do TNP (TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO). Fabricamos armas nucleares para fazer frente à política do governo BUSH de isolar a CORÉIA DO NORTE”. A destruição do arsenal nuclear norte-coreano estava sendo discutida com os EUA, CHINA, CORÉIA DO SUL, JAPÃO e RÚSSIA desde agosto de 2003. Em nota oficial, os EUA disseram estar comprometidos com uma solução pacífica para o impasse. “Continuamos  comprometidos com as conversações multilaterais”, afirmou o porta-voz da CASA BRANCA, SCOTT McCLELLAN.

Após nove dias internados numa clínica na capital italianos, ROMA, com crise respiratória aguda, o PAPA JOÃO PAULO II recebeu alta hoje e retornou à basílica de SÃO PEDRO. Com a aparência cansada, o pontífice percorreu no papamóvel o trajeto da CLÍNICA GEMELLI – onde já esteve internado outras vezes – e o VATICANO. Numa mensagem, ele agradeceu ao pessoal médico e a todos que o trataram.  JOÃO PAULO II chegou à basílica às 19:36 horas (16:36 em BRASÍLIA) e foi saudado com aplausos por centenas de pessoas que o esperavam. Uma multidão se concentrou também em frente da clínica quando foi divulgada a notícia da alta do PAPA. Dezenas de pacientes da clínica fizeram uma fila para vê-lo partir. Esta foi a oitava internação de JOÃO PAULO II em 26 anos de pontificado, num total de 146 dias hospitalizado.

2 006  :   -   SEXTA-FEIRA
SEBASTIAN ALEJANDRO BARRUECO ESCOBAR
RITA REGINA FONSECA STABROWSKI
                                                                   ANTÔNIO GASPAR DRUMOND
                                                                  LEONOR GOUVEIA DRUMOND

Convidam para o casamento de seus filhos,

VIOLETA          E         LEANDRO

a realizar-se às dezenove horas do dia dez de fevereiro de dois mil e seis na Igreja da Matriz – NOSSA SENHORA DE LOURDES, à Rua Vinte e Seis de Março, s/n º

RUA VINTE E SEIS DE MARÇO, 158

CENTRO – POÁ

RUA SÃO FRANCISCO, 320
VILA RUTH - POÁ

Choveu muito durante a madrugada. Recebo um telefonema esclarecedor do FRANCISCO GIANNOCCARO. Ele estava em sua fazenda quando ficou sabendo que a reunião marcada para ontem, dia 9, na Associação Comercial, para tratar do assunto da mudança do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, quando soube que GUILHERME AFIF DOMINGOS e MARCEL SOLIMEO acharam por bem abortar essa reunião. GIANNOCCARO está transtornado com esse acontecimento. Compromete seriamente a COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Diz que irá conversar com AFIF DOMINGOS para depois tomar uma decisão. Afirma que continua apoiando o Movimento “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. Depois tenho um outro telefonema importante. O Professor JOSÉ CARLOS, diretor do COLÉGIO SANTO IVO, na LAPA, presidente do núcleo do MMDC naquela região de SÃO PAULO, quer detalhes sobre o tal IC 045-04, cuja reunião na Prefeitura, marcada para hoje, foi adiada para dia 20 de fevereiro. Saio de casa por volta do meio-dia. Não dá para participar da reunião dos oficiais do MMDS, marcada para a AORRPM. Justamente quando AMÉRICO está trazendo subsídios da OPERAÇÃO “2006”. Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde logo em seguida chega o CORONEL MENDES. O presidente vem um pouco mais tarde. Conversamos sobre essa situação da Prefeitura, de “olho” no terreno do Obelisco. Vamos responder a vários e-mails sobre esse assunto, inclusive do CORONEL PAES DE LIRA, que quer esclarecimentos, tais como o Professor JOSÉ CARLOS. Ele deverá reunir o Conselho Deliberativo para discutir o caso da Resolução apresentada por ANTÔNIO FANCHIONI e agora essa problemática com a Prefeitura.
Também pedimos informações ao ROMAGNOLI, por e-mail.
O CORONEL MENDES atende um telefonema do GENERAL BUENO, que também está interessado em saber o que está acontecendo com relação ao interesse da Prefeitura no terreno do IBIRAPUERA, onde está situado o Monumento-Mausoléu.
Visita-nos o SÍLVIO LUIZ DA ROCHA, nosso associado. Por feliz coincidência, hoje está completando três anos de sua filiação ao MMDC. Vem dizer que espera receber uma indenização por danos morais, da GLOBO, por esta fazer uso de sua imagem na novela “BELÍSSIMA”, carregando uma bandeira (imagem esta tirada do desfile de 9 de Julho). Como está em atraso com as anuidades da Sociedade, pensa em pagá-las com o dinheiro da indenização.
Depois das 16 horas, sempre com chuva caindo, o presidente se retira. Deixo o CORONEL MENDES no MMDC porque preciso ir até POÁ,  a fim de assistir o casamento de VIOLETA, filha de minha prima RITA REGINA. A viagem não é nada agradável. Os trens vão cheios, tanto aquele que me leva até o BRÁS, como o TREM ESPANHOL que me deixa em GUAIANAZES e aquele outro que vai até POÁ. Chego na terra onde nasci por volta das 18 horas. Mas não posso sair da estação de POÁ por causa da chuva. Somente quando há uma trégua, ou seja diminui a intensidade da chuva, é que saio da estação. Passando pela casa de tia IRENE, vejo ali a grande movimentação por causa do casamento. Entro para cumprimentar minha tia, RITA REGINA, SEBASTIÁN e inúmeros parentes deste, todos vindo do CHILE para o enlace. Em seguida, no MULTICURSOS NOBEL, encontro o meu genro ADALVO. Ali parece que caiu uma bomba. Há buracos para todos os lados, paredes novas construídas. Tanto a casa onde funciona a escola de informática, como a casa onde residem a MARIZETE, ADALVO e FELIPE, sofrem reformas radicais. Meu irmão quer melhorar o aspecto da escola e dar maior segurança para a residência de minha filha. Esta está isolada por um grande paredão que cria um corredor unindo a casa onde está instalada a escola e o terreno que foi meu, onde hoje ainda funciona um lava-rápido. MARIZETE está atrapalhada para ir ao casamento. Mesmo assim ainda apronta um chá para o seu pai.
Com chuva caindo, vamos para a igreja NOSSA SENHORA DE LOURDES. Ali, reencontramos os parentes: CIDA, ELVIRA, os filhos da RITA REGINA, enfim, muita gente que se encontra na igreja remodelada, pois há meses atrás sofreu uma grande reforma. O casamento é realizado com muita pompa: oito casais que servem de padrinhos dos noivos. A entrada dos mesmos, e depois de VIOLETA e LEANDRO é realizada de maneira a encantar os presentes. Um casalzinho de crianças, trazendo as alianças, também é algo digno de ser relatado. Muita gente na igreja, todos os lugares estão tomados e há muita gente de pé. Após o casamento, um corso é realizado, encaminhando-se os carros para SUZANO, onde, num clube, será comemorado o casamento. Mas a chuva continua a cair e retorno para GUARULHOS. Apesar do mau tempo, a volta não apresenta grandes dificuldades. Chego em casa passando das 22 horas. Estou cansado e logo deito. Antes, LUCINDA conta que PAULO CÉSAR foi com a família da KÁTYA para UBATUBA. Irão passar o fim de semana num clube.    

O DIÁRIO OFICIAL de hoje publicou a transferência para a reserva do MAJOR PM JOSUÉ FEITOSA DOS SANTOS, do 14º BPMM. Ele nasceu em 4 de setembro de 1957. Entrou para a PMESP no dia 1º de março de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. As promoções que ele teve: 2º Tenente – 25 de agosto de 1984; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1987. Não tenho as datas de suas outras promoções.

FALECEU nesta sexta-feira o CORONEL PM Ref FRANCISCO DE ASSIS LAINO. Nasceu em 15 de setembro de 1932. Entrou para a FORÇA PÚBLICA no dia 1º de abril de 1949. foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1952. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1953; 1º Tenente – 24 de maio de 1956; Capitão – 25 de agosto de 1962; Major – 24 de maio de 1967; Tenente-Coronel – 12 de novembro de 1969; CORONEL – 15 de dezembro de 1975.

O centenário de criação da Polícia Civil do Estado de SÃO PAULO, comemorados durante todo o ano de 2005, foi mais uma vez lembrado com uma solenidade realizada nesta sexta-feira, no auditório do Centro Cultural do DETRAN. Na oportunidade, foi lançada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), uma marca postal, carimbo que vai divulgar o lema “100 Anos a Serviço da Lei” e poderá chegar às mãos de filatelistas de todo o mundo, como destacou KLÉBER DOS SANTOS FERREIRA, diretor-adjunto da empresa. Na oportunidade, foi prestada também uma homenagem ao doutor MARCO ANTÔNIO DESGUALDO, que completava exatos sete anos à frente da Delegacia-Geral-de-Polícia, um recorde absoluto em um século de vida da instituição e que ficou bastante emocionado com a surpresa que lhe foi feita pelos companheiros de polícia, principalmente quando foi projetado um vídeo institucional com mensagens de seus companheiros. A solenidade contou com a presença do vice-governador, professor CLÁUDIO LEMBO.

Há dois anos na BANDEIRANTES e a um ano do fim de seu contrato com a Casa, CARLOS NASCIMENTO está de mudança para o SBT. A decisão foi anunciada hoje à noite, depois que o jornalista apresentou o noticiário pela última vez. NASCIMENTO disse aos repórteres que assinou acordo com o SBT por quatro anos. O SBT vem desenvolvendo desde o ano passado um grande projeto de jornalismo local para a faixa nobre. O noticiário regional ainda é uma lacuna na programação da emissora. Como NASCIMENTO tem larga experiência nesse enfoque, há quem aposte que esse é o projeto que lhe espera na sede da ANHANGÜERA. No MORUMBI, a partir de segunda-feira, dia 13, o JORNAL DA BAND será ancorado pelo jornalista RICARDO BOECHAT, com participação de JOELMIR BETING e MARIANA FERRÃO no estúdio.
NASCIMENTO lamentou a saída da BANDEIRANTES, que lhe propôs renovação de contrato.

A suspensão do pagamento das licenças-prêmio aos policiais-militares de SÃO PAULO causou tumulto hoje na Corporação. Houve até quem falasse em greve. É que, além de suspender o benefício para reavaliar os critérios de concessão, o comando da PM decidiu rever todas as licenças concedidas nos últimos dez anos, mesmo as de policiais já aposentados. O Comandante Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, tentou tranqüilizar a Corporação no final da tarde. “Até a próxima semana vamos encontrar uma solução para o caso”, disse. A decisão do Coronel foi tomada depois que o Ministério Público Estadual ameaçou o comando da Corporação com ação de improbidade administrativa, caso não tomasse providências. O problema todo surgiu em 1996, quando a Procuradoria-Geral do Estado se manifestou, considerando que esse tipo de benefício só poderia ser concedido aos policiais que não tivessem nenhuma punição disciplinar, assim como ocorre com os funcionários civis. “Isso é inexeqüível, pois um policial pode ser punido por não cortar a cabelo ou não engraxar um sapato. Isso faz, na prática, ser quase impossível o PM ter direito à licença”, disse o CABO PM WILSON DE MORAIS, presidente da Associação de CABOS e SOLDADOS, CABO WILSON DE MORAIS. Nossa preocupação é com a moralidade e o bem público” disse o TENENTE-CORONEL JORGE LUÍS ALVES. Até lá, o comando da Corporação dá um conselho aos homens: “sejam disciplinados”.   

Após 43 horas de tensão terminou hoje a rebelião na Penitenciária de MARTINÓPOLIS. No motim, que começou às 15 horas da quarta-feira, dia 8, 32 agentes e 2 advogados foram feitos reféns. A rebelião começou porque os funcionários impediram uma fuga em massa. Alguns presos foram transferidos hoje para PRESIDENTE BERNARDES.

O risco país, indicador que mede a atratividade do BRASIL para investidores estrangeiros, caiu 11,72% hoje e fechou no nível mais baixo da história, em 226 pontos. Quanto mais baixa a pontuação, maior a possibilidade de o País ser considerado destino seguro para capitais. A queda do risco pais, que poderá ser acompanhada de entrada de capital estrangeiro, fez o dólar cair mais um pouco: fechou em R$2,166 com queda de 0,18 º , valor mais baixo desde 11  de novembro. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador ROBERTO TRIPOLI, encerrará amanhã seu primeiro turno de interinidade no comando da Prefeitura, contabilizando mais uma trégua na briga com seu antigo partido, o PSDB. Nos quase quatro dias em que substitui o prefeito JOSÉ SERRA e o vice GILBERTO KASSAB, TRÍPOLI trocou agrados com o secretariado tucano, procurou demonstrar humildade e desapego ao cargo.

RENÉ PRÉVAL pode ter de enfrentar um segundo turno nas primeiras eleições no HAITI desde que JEAN-BERTRAND ARISTIDE foi deposto, dois anos atrás. Apurados 50% dos votos, PRÉVAL, um ex-presidente e agrônomo que é muito popular entre os nobres, tinha 50,3%. LESLIE MANIGAT, também um ex-presidente, tinha 11,4% e o empresário CHARLES HENRI BAKER, 8,3%. BAKER pediu hoje à comissão eleitoral que investigue as denúncias de fraude, alegando que algumas pessoas votaram mais de uma vez. Apesar das acusações, os observadores internacionais qualificaram as eleições de livres e justas. 

DESCOBERTA a maior tumba subterrânea da GRÉCIA, próxima a cemitério histórico de PELLA, cidade natal de ALEXANDRE, O GRANDE. A tumba pode ter sido usada por uma família nobre da era helenística, entre os séculos IV e II a.C. Em seu interior havia jóias, moedas de cobre e vasos de cerâmica, além de oito câmaras – o máximo encontrado até aqui era de três compartimentos. Os pesquisadores acreditam que a tumba poderá dar pistas sobre a cultura macedônica no período que sucedeu à conquista da ÁSIA por ALEXANDRE. 

2 007    :    -     SÁBADO
Pela manhã, leitura dos quatro jornais que recebo diariamente. Um dos assuntos que mais chamam a atenção é o bárbaro crime cometido por ladrões que, na ânsia de roubar um veículo, arrastaram o menino JOÃO HELIO FERNANDES VIEITES, de seis anos. O bandido que guiava o carro, DIEGO NASCIMENTO DA SILVA, foi alertado por um motorista que algo estava preso ao carro. Este lhe respondeu: “Poxa, é só um boneco de Judas”. A testemunha prestou depoimento a um delegado em seu local de trabalho. Ele foi um dos motoristas que, pelos sete quilômetros do trajeto, tentaram chamar a atenção dos bandidos para o que eles estavam fazendo. Apesar de todas as evidências, o menor X, de 16 anos, e DIEGO, de 18, confessaram o roubo do carro, mas alegaram desconhecer que o menino estava preso ao cinto do lado de fora. “Antes de sairmos com o carro, vi a mãe puxando a criança e batendo a porta. Nunca imaginei que tivesse alguém preso ali. Só quando paramos o carro, eu vi de relance. Ficamos nervosos e saímos correndo”, disse DIEGO. Ele contou que não conseguiu dormir depois disso.

No final da tarde, o PEDRO acompanhado de seu cunhado LEONARDO (irmão da CRISTINA), vem em casa para instalar um computador XP, substituindo o 1998. Este, ele irá arrumar para servir o CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR em seu atelier. Essa instalação é demorada. Ele copia todos os meus documentos e instala alguns programas.
Durante uma parte da noite, fico usando o computador, muito semelhante ao que tenho instalado na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Com muito mais recursos, e velocidade, a situação é bem outra.

A crise está instalada no PALMEIRAS após mais um tropeço no CAMPEONATO PAULISTA. Hoje, no PACAEMBU, e equipe chegou ao quinto jogo sem vitória – empatou por 1 a 1 com o BRAGANTINO – e o técnico CAIO JÚNIOR já corre sério risco de ser demitido. Ganhou novo voto  de confiança da diretoria, mas terá de trazer um bom resultado no MATO GROSSO, quarta-feira, dia 14, diante do OPERÁRIO, pela COPA DO BRASIL.
Depois de um início arrasador no ESTADUAL, com três vitórias seguidas e boas apresentações, o time perdeu o rumo e não sabe o que é ganhar desde o 1 a 0 sobre o SANTO ANDRÉ, no dia 25 de janeiro. Foram três empates e duas derrotas fora.

A PRAÇA DA LIBERDADE, no centro da Capital, ficou lotada na manhã deste sábado por causa das comemorações do ano novo chinês, agora representado pelo porco. A festa continua amanhã, das 11 h às 20horas, e traz grupos de música, dança, artes marciais, além das barracas com comidas típicas e artesanato.
Na abertura do evento, houve a apresentação dos fantoches gigantes representando os dragões e leões – figuras típicas da cultura chinesa.
O prefeito GILBERTO KASSAB e o secretário de Coordenação das subprefeituras, ANDREA MATARAZZO, compareceram ao evento.
De acordo com WILLIAN LIN, diretor da JCI BRASIL-CHINA, a idéia do evento é apresentar a cultura milenar chinesa aos brasileiros, além de manter a tradição viva entre os imigrantes e descendentes que vivem no BRASIL. Estima-se que há cerca de 250 mil chineses no BRASIL. No ano passado, mais de 160 mil pessoas participaram da Festa do Ano Novo Chinês, na LIBERDADE. Parte da renda da festa é doada à Comunidade Paulistana.

O SARGENTO PM MARCOS BARBOSA DE SOUZA foi assassinado por três motoqueiros na noite de ontem, no CANGAÍBA, zona leste de SÃO PAULO. Ele também estava de moto e levava a filha de 16 anos. Os bandidos tentaram assaltar os dois e atiraram no PM quando perceberam que ele estava armado. SOUZA levou dez tiros nos braços, nas costas e na barriga. Os bandidos fugiram com a arma do PM. 

2 008        :       -       DOMINGO
É lógico que se pense na operação que irei sofrer amanhã. A internação se dará por volta das 7 horas. A cirurgia está marcada para o período da tarde. Quero deixar a leitura em dia. Assim é que “devoro” os jornais pela manhã. No computador, procuro atualizar minhas memórias, inclusive a do próprio dia 10. Na tarde, LUCINDA ajuda-me a arrumar uma sacola com pijama, roupa de física, meias, cuecas, e uma tralha que vou precisar durante a internação no CENTRO MÉDICO, amanhã. Espero ficar pouco tempo internado, após a operação. Relembro a cirurgia plástica de 20 de maio de 2004, que durou apenas uma hora. Não houve necessidade de internação e no mesmo dia já estava em casa.

O caderno METRÓPOLE, de “O ESTADO DE SÃO PAULO”, traz em sua primeira página uma reportagem de MARCELO AULER:
“FAZENDEIRO” BEIRA-MAR mantém estrutura do tráfico no PARAGUAI. Cerca de 80% da produção anual de maconha, de 12 mil toneladas, vem para o País, em esquema comandado por brasileiro.
Na FAZENDA CAMPANAÍ, a 18,8 quilômetros da fronteira de ARAL MOREIRA (MS) com a cidade paraguaia de CAPITÁN BADO, 4 mil cabeças de gado continuam espalhadas no pasto e 8 mil tilápias, no lago artificial. São a parte visível de uma esquema criminoso que continua intacto, apesar do esforço de policiais, procuradores e da Justiça Federal. As criações de gado e peixes são fruto direto do tráfico de drogas para o BRASIL, em especial para o RIO. A fazenda – com pista de avião de um quilômetro, piscina e ampla casa – pertence a LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR, preso na Penitenciária Federal de CAMPO GRANDE (MS).
A parte oculta desse esquema só é revelada esporadicamente. Como na apreensão pela Polícia Federal, em 10 de dezembro de 2007, de 20 toneladas de maconha, saídas do PARAGUAI em uma carreta com carvão. Ela seria distribuída entre traficantes de SÃO PAULO, RIO e MINAS, num “consórcio” capitaneado pelo grupo de BEIRA-MAR. Com o consórcio, os bandidos não só barateiam o preço pago aos produtores, como repartem o custo – e riscos – do transporte. A droga foi apreendida quando era descarregada, num sítio de CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS (MG). Apesar de bem-sucedida, a operação representou uma gota d´água no oceano. Os traficantes brasileiros, BEIRA-MAR à frente, trazem para o País cerca de 80% das 12 mil toneladas anuais de maconha produzidas no PARAGUAI.
Se dependesse da Justiça brasileira, a fazenda e os animais de BEIRA-MAR no PARAGUAI estariam confiscados. Em novembro, graças à OPERAÇÃO FÊNIX, realizada pela PF de CURITIBA e BRASÍLIA com a Procuradoria da República, o seqüestro dos bens do traficante foi determinado pela 2ª Vara da Justiça Federal no PARANÁ. O pedido foi enviado ao Judiciário paraguaio, que não deu resposta oficial. Procurada pelo ESTADO, a Fiscalía General, o Ministério Público do PARAGUAI, não soube informar o que ocorreu com a solicitação.

UM SÉCULO DE HISTÓRIAS PARA CONTAR. SÍRIO-LIBANÊS É A “CASA” DE VIOLETA JAFET, QUE COMPLETA CEM ANOS HOJE.
A aparente fragilidade e a lentidão dos movimentos de dona VIOLETA JAFET escondem olhos ávidos, rápidos, um bocado curiosos. Ela está simplesmente radiante, atenta a tudo e a todos – brinca, faz charme, solta gargalhadas, conta causos e mais causos de sua vida. É uma cena que se repete todo dia, toda semana, todo mês, há quase meio século. Presidente vitalícia da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, que mantém a instituição funcionando desde a inauguração em março de 1960, VIOLETA está sempre lá em sua salinha, incansável, contando histórias e batendo cartão como se fosse uma funcionária padrão.
E nada nesse mundo lhe dá mais prazer, confessa. Aos 100 anos, completados na manhã de hoje, ela ainda faz questão de passear pelos corredores do hospital, mesmo que vagarosamente, cumprimentando da mesmíssima forma com sorrisos e acenos desde o faxineiro até o mais renomado cirurgião especializado na válvula tricúspide do coração.
“Ah, a minha vida é aqui dentro, o hospital é minha casa mesmo”, diz ela, com seus olhos curiosos, tentando entender o interesse do repórter em sua histórias. “Você quer saber da minha vida ou do hospital? Porque eu não tenho muito pra dizer não. O hospital é o que realmente importa. Isso tudo começou com uma sementinha plantada pela minha mãe, uma mulher ano-luz à frente do seu tempo. E, desde então, me dedico a esse ideal, só isso”.
VIOLETA tem sim muitas histórias para contar. Só o seu currículo tem 14 páginas – começa com o cargo de “fundadora e primeira vice-presidente da Sociedade CEDRO DO LÍBANO DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA, em 1948”, passa por “membro do conselho consultivo do Museu de Arte de SÃO PAULO” e termina com a “medalha ORDEM DO CEDRO DO LÍBANO, categoria comendador, oferecida pelo presidente do LÍBANO, EMILE LAHOUD, por serviços sociais e filantrópicos e por sua contribuição à medicina mundial com o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde”. Mas sua vida de fato se confunde um pouco com a vida do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, um exemplo da enorme contribuição dos imigrantes para a construção de uma metrópole chamada SÃO PAULO.
Aos 13 anos, em novembro de 1921, VIOLETA estava na sala de estar da sua casa no IPIRANGA quando sua mãe, a libanesa ADMA JAFET, reuniu outras 27 mulheres da comunidade árabe para criar um hospital. Surgia a Sociedade Beneficente de Senhoras do SÍRIO-LIBANÊS, a tal semente para a construção de uma das instituições médicas mais respeitadas no País, referência em oncologia, que funciona hoje com 300 leitos, 3 mil funcionários e 580 mil pacientes por ano. Dois anos e algumas centenas de reuniões depois, foi comprado o terreno de 17 mil metros quadrados entre as ruas da FONTE e BARATA RIBEIRO, por 350 mil contos de réis.
No mesmo dia em que se comemoravam dez anos desde aquela primeira reunião na casa de ADMA JAFET, a pedra fundamental do SÍRIO-LIBANÊS foi colocada. Mas ADMA não conseguiu ver seu sonho realizado. Em 1941, com a data de inauguração já marcada, o governo do Estado requisitou o prédio do hospital para instalar ali a sua ESCOLA DE CADETES. “A minha mãe não viu o hospital pronto, infelizmente. Foi nesse ponto que a minha vida virou a do hospital”, diz VIOLETA, que tomou o lugar de ADMA à frente da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, conseguiu o prédio de volta em 1960 e arrecadou 500 mil cruzeiros para começar a reforma do local. “Foi uma grande emoção finalmente abrir as portas do SÍRIO-LIBANÊS, talvez a maior da minha vida”.
“Mais importante é que meus pais me ensinaram a importância de ajudar o outro”, diz VIOLETA, que implantou no hospital um grande programa de filantropia. Só o ambulatório de Pediatria Social do SÍRIO-LIBANÊS tem 5,3 mil crianças matriculadas e faz 18,5 mil atendimentos gratuitos por ano – fora centenas de tratamentos de câncer de mama e milhares de famílias atendidas por curso de profissionalização. “Acho que essa foi a principal lição. Não importa a nacionalidade, a religião, nada... As pessoas deveriam pensar mais na coletividade. É o que diz um provérbio árabe, anote aí: “eu te recebo de acordo com a sua aparência, mas me despeço de você de acordo com o seu conteúdo”. “Vivi meus 100 anos de acordo com isso, e espero viver tantos outros da mesma forma”.          

SÃO PAULO e SANTOS compensaram a chance que marcara os clássicos disputados até aqui neste Campeonato Paulista, que terminaram sem gols. Em um jogo bastante movimentado, o TRICOLOR venceu por 3 a 2, somou três pontos e voltou ao grupo dos quatro primeiros colocados que se classificam para a fase final. Os são-paulinos estão em terceiro, com 16 pontos. Já o SANTOS permanece com oito e fica próximo à zona do rebaixamento.

Temido por detonar os grandes do Estado, o ITUANO literalmente entregou os pontos para o CORINTHIANS hoje à tarde. O time de MANO MENEZES venceu por 2 a 1 e reencontrou a vitória após quatro rodadas graças a dois gols contra – o árbitro FLÁVIO RODRIGUES GUERRA ainda anotou o primeiro gol para ANDRÉ SANTOS, embora LINO tenha empurrado a bola contra a própria rede. O segundo foi de BOIADEIRO, num lance bisonho. O ITUANO descontou com LINO. O CORINTHIANS chegou a 13 pontos na tabela e se igualou ao próprio ITUANO na quinta e sexta colocações. Outros resultados: JUVENTUS 0 x BARUERI 0; SÃO CAETANO 0 x PAULISTA 2; PONTE PRETA 1 x RIO PRETO 0; SERTÃOZINHO 2 x MARÍLIA 0.

O presidente do TIMOR LESTE, JOSÉ RAMOS-HORTA, 58, foi atingido por um tiro em ataque rebelde à sua residência, em DILI, capital do país, ocorrido na madrugada desta segunda-feira. Um outro ataque teria ocorrido contra a residência do primeiro-ministro, XANANA GUSMÃO, sem vítimas.
RAMOS-HORTA, ganhador do Prêmio NOBEL DA PAZ em 1996, foi ferido no estômago e levado a um hospital militar, onde foi submetido a uma cirurgia, segundo o porta-voz da presidência. Um vizinho do presidente, JANUÁRIO FREITAS, disse que o ferimento parecia grave.
Durante o ataque, houve troca de tiros. Segundo uma autoridade militar, o líder rebelde ALFREDO REINALDO foi morto. Também morreu um dos guardas presidenciais que faziam a segurança da residência de JOSÉ RAMOS-HORTA. O líder rebelde era acusado de liderar a revolta de 2006. Sobre ele pesava também a acusação de assassinatos.

Um dos mais importantes pintores “naïf” de CUBA, RUPERTO JAY MATAMOROS, morreu neste final de semana, aos 95 anos, em HAVANA, onde desenvolveu longa carreira homenageada com o Prêmio Nacional de Artes Plásticas (2000). Autodidata, sua obra oferece uma visão do ambiente rural a partir dos habitantes, da fauna e da flora. Suas obras percorreram o mundo, sendo expostas na RÚSSIA, no CANADÁ, na INGLATERRA, na BULGÁRIA, na FRANÇA, nos ESTADOS UNIDOS, SUÍÇA, POLÔNIA, VENEZUELA. Suas criações artísticas surgiam à margem dos ofícios que exerceu, como o de jardineiro e pintor. A causa da morte não foi divulgada.
   
Morreu o ator ROY SCHEIDER, conhecido como o xerife de TUBARÃO, o parceiro de GENE HACKMAN em OPERAÇÃO FRANÇA e o coreógrafo de ALL THAT JAZZ, todos dos anos 1970. SCHEIDER reunia qualidades que raramente aparecem juntas num mesmo intérprete: o treinamento no palco, em textos clássicos; feições viris, entre as quais se destacava o nariz quebrado em torneios de boxe na juventude; e a relação discreta e segura com a câmera. Aos 75 anos, de câncer na medula óssea, em LITTLE ROCK, ARKANSAS.

2 009      :       -      TERÇA-FEIRA
Missa da 7º dia por intenção da alma de OSCAR ALVARENGA, pai de DÉBORA ALVARENGA (ele era filho de ORLANDO ALVARENGA, um dos rapazes ferido em 23 de maio de 1932, na Praça da República e que veio a falecer em 12 de agosto daquele ano). Igreja NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, na Avenida MASCOTE com a Avenida PALESTINA.

Continuo levando para a HEMEROTECA VENTURA os livros de minhas memórias relativos ao mês de maio de 2007. Ontem choveu forte em GUARULHOS e não houve infiltração de água no cômodo onde estão os jornais. Lembro que o irmão da LUCINDA, responsável pelo conserto do telhado, ainda se encontra internado no Hospital CARLOS CHAGAS, com inflamação violenta no nervo ciático.
As obras na Sociedade continuam mudando o aspecto das dependências, de maneira radical. Os pedreiros estão agora trabalhando na antiga cozinha e no banheiro do térreo. Recebo um telefonema de dona DÉBORAH ALVARENGA. Diz ela que hoje será a missa de sétimo dia de OSCAR ALVARENGA.
MÔNICA, da Faculdade de Medicina da USP, telefona para dizer que se pretende homenagear os médicos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932, provavelmente no dia 8 de julho. Querem a ajuda da Sociedade nesse sentido. Falo sobre o médico ANTÔNIO CARLOS PACHECO E SILVA, que na primeira semana da revolução examinou 46 mil inscritos (conforme consta do jornal O ESTADO, edição de 26 de julho de 1932. O mais importante é que a viúva de PACHECO E SILVA, dona DIRCE, ainda é a Comandante do Exército Constitucionalista. Ela deverá passar essa função no próximo 9 de julho.   
Em casa, LUCINDA conta que o médico que cuida do JOSÉ irá submetê-lo a vários exames porque acha que houve deslocamento de osso do disco e, o atrito desse osso com o nervo ciático provocam as dores. Se isso for realmente constatado o JOSÉ precisará ser submetido a uma operação.

Um assalto frustrado em uma agência bancária terminou numa perseguição com tiroteio que deixou dois policiais militares baleados – um deles está internado na UTI. Cinco viaturas e um posto da PM foram cravejados com disparos de metralhadora e fuzil. Uma quadrilha tentou roubar dois caixas eletrônicos do BANCO DO BRASIL, na VILA GALVÃO, GUARULHOS, por volta das 4 horas. A perseguição se estendeu até a zona norte da capital, onde ocorreram as trocas de tiros.
Na VILA MEDEIROS, nas Ruas FRANCISCO DE MEDEIROS JORDÃO e SANTO ADOLFO, ocorreu a primeira troca de tiros. Uma viatura da PM ficou completamente perfurada de bala. Os PMs saíram ilesos. “Foram mais de 50 disparos realizados. Não dá para acreditar, mas graças a Deus nenhum policial se feriu”, disse o MAJOR PM GEORGE HENRIQUE.
No local, os criminosos largaram um FOX preto com três marcas de tiros no vidro traseiro e fugiram em um PÁLIO WEEKEND.
Na Avenida CONCEIÇÃO, dois bandidos sentados no porta-malas de um PÁLIO WEEKEND, armados de fuzil, disparam e acertam quatro viaturas que vinham em sentido contrário. O CABO PM JÚLIO CÉSAR DAN, do 15º Batalhão de Polícia Militar (GUARULHOS) foi baleado de raspão na cabeça. Já o PM RODRIGO DE OLIVEIRA, do 5º BPMM (zona norte), foi atingido na cabeça e permanecia internado no Hospital NIPO-BRASILEIRO. RODRIGO foi operado hoje à tarde e não corre risco de morte.
Durante a fuga, os criminosos abriram fogo contra o posto da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar, na Praça AUGUSTA VITÓRIA, no JARDIM BRASIL. Quatro veículos foram abandonados pela quadrilha em diversos pontos da capital.

A polícia já identificou um dos estudantes que aplicaram um trote violento no calouro BRUNO CÉSAR FERREIRA, de 21 anos, da turma de medicina veterinária, da Faculdade ANHANGUERA, em LEME, a 189 km da capital. O estudante teve escoriações pelo corpo e foi parar no hospital em coma alcoólico. As humilhações e agressões sofridas pelo rapaz, ontem, foram divulgadas até na Internet.

O ex-semininarista GIL GRECO RUGAI, de 25 anos, saiu da cadeia hoje à tarde. Acusado de matar o pai e a madrasta em março de 2004, ele estava preso desde setembro do ano passado por ter ido morar em SANTA MARIA, no RIO GRANDE DO SUL. Antes disso, o jovem ficou detido de 2004 a 2006. RUGAI deixou a Penitenciária 2 de TREMEMBÉ, a 135 km da capital, às 16:50 horas. No banco de trás de um PORSCHE CAYENNE preto, dirigido pelo advogado FERNANDO JOSÉ DA COSTA, ele saiu calado. O jovem voltará a viver na casa de seus parentes na capital. Enquanto esteve preso, o acusado dava aulas de inglês e ajudava a celebrar missas, segundo funcionários do presídio.

O ministro CEZAR PELUSO, do Supremo Tribunal Federal, negou hoje a liminar pedida pelo governo italiano para revogar a decisão do ministro da Justiça, TARSO GENRO, de conceder refúgio político ao ex-ativista CESARE BATTISTI. O advogado NABOR BULHÕES, autor do mandado de segurança proposto pela ITÁLIA, argumentou que o pedido de extradição foi feito com base em crimes hediondos cometidos por BATTISTI, mas o refúgio foi dado pelo governo brasileiro como se os crimes fossem de caráter político.   

O presidente da Vinícola SALTON, ÂNGELO SALTON NETO, morreu hoje, em SÃO PAULO, aos 56 anos, de infarto. A trajetória do executivo interrompeu-se no momento em que ele e os sócios, todos familiares, comemoravam um bem-sucedido projeto de expansão que dobrou o faturamento da empresa em menos de dez anos e começavam a preparar a festa do primeiro século da SALTON, em 2010. O corpo está sendo velado no Cemitério do ARAÇÁ e será transferido para o Crematório da VILA ALPINA, no final da tarde.
Foi sob o comando de ÂNGELO SALTON NETO que a vinícola familiar de BENTO GONÇALVES, na serra gaúcha, expandiu os negócios até se tornar uma das maiores do segmento. Sem abandonar a área popular, na qual detém marcas como o filtrado PERLAGE e o vinho CHALISE, além do conhaque PRESIDENTE, produzido em SÃO PAULO, a empresa apostou nos vinhos finos.
Surpreendida pela morte precoce do presidente, a família SALTON terá de discutir a sucessão. Integrantes da quarta geração estavam sendo preparados, mas não há uma linha sucessória natural para o cargo.
A história da VINÍCOLA SALTON começa em 1910, quando os irmãos PAULO, ÂNGELO, JOÃO, CEZAR, LUIZ e ANTÔNIO, filhos do imigrante ANTÔNIO DOMENICO SALTON, fundaram uma empresa de comercialização de cereais. Em pouco tempo, no entanto, a família decidiu investir na produção de uvas e vinhos. ÂNGELO SANTON NETO nasceu em SÃO PAULO, para onde seu pai, AZIR, havia se mudado para cuidar de um depósito de vinho da empresa. Engenheiro formado pelo MACKENZIE  ingressou na SALTON em 1976, a convite de seu tio MÁRIO. Depois de fazer sucesso como vendedor do conhaque PRESIDENTE e de mostrar talento para números foi convidado a assumir a presidência em 1986, aos 33 anos. Deixa quatro filhos.

O fundador da grife carioca de biquínis BLUE MAN, DAVID AZULAY, foi encontrado morto hoje de manhã em sua casa, em VISCONDE DE MAUÁ, no sul fluminense. Ele tinha 56 anos e foi um dos principais divulgadores da moda praia carioca. O hoje clássico biquíni de lacinho foi um lançamento de sua grife, que tem seis lojas próprias e 12 franquias. A família preferiu não divulgar a causa da morte e nem as informações sobre o enterro. Segundo amigos, ele havia feito recentemente uma operação no estômago, mas não se sabe se a cirurgia teve relação com a sua morte. O último desfile da BLUE MAN foi no CLARO RIO SUMMER, evento de moda realizado em novembro do ano passado no FORTE DE COPACABANA.

Nesta noite, no BBB-9, deixa a Casão gaúcho NEWTON. Foi eliminado no paredão triplo com 72% dos votos. Estava na berlinda ao lado de ANA CAROLINA E MIRLA, que receberam 24% e 4% dos votos.

Prestes a completar 68 anos (em abril) e comemorando 50 de carreira, um ROBERTO CARLOS de cabelos mais curtos, brincalhão, bronzeado, malhado e malicioso, em entrevista para divulgar seu cruzeiro anual, “EMOÇÕES EM ALTO MAR”, disse: “Não tenho medo da velhice. Eu tenho pânico total! Faço tudo o que posso para evitar isso.” Em ótima forma, realçada pela camiseta azul de mangas curtas, que deixava de fora os braços e realçava o peitoral, o nome mais célebre da JOVEM GUARDA frisou que não fez cirurgia plástica no rosto, como noticiaram – deu apenas uma esticadinha no pescoço. À noite, para a platéia formada por casais de meia-idade e vovós levadas pelas filhas, relembrou CÔNCAVO E CONVEXO. Ao fim, COMANDANTE DO SEU CORAÇÃO, que ele canta de quepe e distribui rosas, beijadas uma a uma. O cruzeiro é um sucesso desde 2005. Os tíquetes para este ano acabaram em agosto, mesmo saindo a cerca de seis mil reais a cabine sem varanda, para casal.

ROBINHO deu show, o BRASIL venceu a ITÁLIA por 2 a 0 e a sombra de LUIZ FELIPE SCOLARI, o FELIPÃO, vai precisar de uma luz mais intensa que o dos refletores do EMIRATES STADIUM, em LONDRES, para ameaçar ou impressionar o técnico DUNGA. O próximo jogo da seleção será em 29 de março, em QUITO, com o EQUADOR, pelas Eliminatórias da COPA DO MUNDO de 2010. Até lá, vida tranqüila para DUNGA, feliz com a supremacia brasileira sobre os italianos.
Hoje, as duas seleções completaram 13 jogos, e o BRASIL deixou os rivais para trás. Agora tem seis vitórias, com dois empates e cinco derrotas. Foi o início da temporada para a equipe de DUNGA. Na seqüência do ano, estão programadas oito partidas pelas Eliminatórias, mais três ou quatro amistosos e a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, na ÁFRICA DO SUL, em junho. Apesar do início de ano empolgante, DUNGA sabe que ainda terá de mostrar bastante trabalho e competência a cada jogo, se quiser chegar ao MUNDIAL de 2010 como treinador do BRASIL.
ROBINHO, o melhor em campo, fez um belo gol, com direito a pedalada, e ainda exibiu seu estilo ‘moleque’ com toques de classe. No segundo tempo, cansou, como quase todo o time brasileiro. Ainda assim deixou o campo muito aplaudido, ao ser substituído no fim por JÚLIO BAPTISTA.
RONALDINHO GAÚCHO, apesar de pouco ritmo de jogo, também se destacou e teve boa atuação, algo raro em se tratando de seleção brasileira. Foi dele o passe inicial para ELANO no primeiro gol da seleção. O ex-santista contou com a participação de ROBINHO para chegar à frente do goleiro BUFFON e superá-lo com um chute forte.
Sem KAKÁ e LUÍS FABIANO, o BRASIL não conseguiu manter o domínio depois do intervalo. O técnico MARCELLO LIPPI fez várias mudanças do meio para a frente e a ITÁLIA voltou mais ofensiva. LUCA TONI também marcou, mas o gol não foi válido, desta vez com justiça – ele usou a mão para controlar a bola e deslocar JÚLIO CÉSAR. O goleiro brasileiro, por sinal, também teve atuação destacável.
DUNGA demorou a promover a entrada de ALEXANDRE PATO, que só tomou o lugar de ADRIANO aos 35 minutos do segundo tempo. O técnico fez outras alterações, com a intenção de segurar o jogo, e o BRASIL pouco produziu. Mas o resultado já estava definido. A vitória por 2 a 0 sobre a ITALIA renova o alento e dá confiança a DUNGA. 

2 010        :         -        QUARTA-FEIRA
Uma dor enjoada no joelho esquerdo deixa-me irritado nesta manhã. LUCINDA apresenta-me um problema: torneira pingando na cozinha, que também é um fator para aborrecimento. Isso me obriga a ir a uma agência bancária, junto com o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, para arrumar dinheiro para tratar da compra de uma torneira nova. O LINDÉLSON é chamado para efetuar esse reparo. Essas pequenas coisas se juntam a uma temperatura alta e a um aumento de pressão logo pela manhã.
Termino a leitura de “A CABANA”, do escritor WILLIAM P. YOUNG. É um desses livros raros que, a partir do entusiasmo e da indicação dos leitores se torna um fenômeno de público – quase dois milhões de exemplares vendidos – e da imprensa.
Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de MACK ALLEN PHILLIPS é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa velha cabana.
Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, MACK recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.
Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
Em um mundo cruel e injusto, A CABANA levanta um questionamento atemporal: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar nossos sofrimentos?
As respostas que MACK encontra surpreende o leitor e pode causar modificações no modo de viver como aconteceu com o personagem do livro.

No MMDC o problema que atormenta um pouco é justamente o telhado. Chuvas estão ameaçando cair no centro da cidade e, mais uma vez, deixa-nos em alerta. Começo a elaborar o relatório da Diretoria Executiva, em 2010, abordando essa desagradável situação. Encontro os oficiais do MMDS também apavorados com a chuva que está se formando. Outro assunto comentado é sobre a queda de um helicóptero no Jockey Club, hoje pela manhã. O piloto faleceu.   

Em casa, abrindo a Internet, vejo as mensagens que me mandaram. Entre elas destaco:
AOS MEUS BONS AMIGOS,
Com tristeza, participo o falecimento de minha querida genitora, ZILDA OPPIDO NACLÉRIO HOMEM, ocorrido no domingo, sete do corrente mês de fevereiro. O féretro foi realizado no mesmo dia, no Cemitério da Consolação.
A missa de 7º dia será celebrada amanhã, quinta-feira, às 19,30 horas, na Paróquia da Imaculada Conceição, na Av. Brig. Luiz Antônio, 2071.
Com um abraço, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM

CARÍSSIMO IWAN
Ainda ontem coloquei suas alegações em minhas memórias e iria te pedir autorização para lançar no blog. Acredito que a divulgação real dos fatos vai ajudar muito ao que realmente aconteceu. A sua mensagem de hoje também poderá ser acrescentada, mas a publicação naturalmente fica a seu critério.
Em 10 de fevereiro de 2010 04:37, iwan boruszewskyj
pedreira001@hotmail.com> escreveu:
caro amigo(A) se der me responda a algumas dúvidas minhas ,porque fui preso,porque tantas acusações sem nexo, porque tantas supostas provas montadas,a quem interessaria a minha condenação,por que alegar pedofilia ,pq nenhuma mãe ou criança apareceram para me acusar ,porque a única mãe que alegou minha culpa se arrependeu e depois me pediu desculpas pois não conseguia conviver com tanto remorso,porque foi alegado que tinha três apartamentos no mesmo prédio quando na verdade o único que eu vivia era alugado e com alguns meses de atraso no pgt do aluguel porque alegaram que eu submetia uma menor a prostituição sendo que ela estava vivendo na rua desde os 14 anos e eu só fui conhecê-la aos 17 já depois de se tornar mulher de programa e viciada em todos os tipos de droga,pq chefe de quadrilha internacional de trafico de menores e mulheres se ninguém apareceu para me acusar,pq tráfico de drogas se eu não suporto nem admitia sequer o uso de um simples cigarro em meu ap,(LOGICO QUE ISSO NAO PROVA INOCÊNCIA DE NINGUÉM) pq eu não pude presenciar nenhuma testemunha de acusação, porque eu não pude ser ouvido,e assim sucessivamente existem muitos porquês que ainda vão me atormentar por muito tempo,e vc quem é , pq não me ligou ,CONTINUO TE AGUARDANDO  IWAN.
Leio o Diário Oficial pela Internet e vejo a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM EMÍLIO NICANOR GALAN FRANCES. Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1959. Também nessa data, só que em 1978, ele entrou para a PMESP. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1991. Não tenho as datas de suas promoções a major e a tenente-coronel.
Mesmo com força máxima, o PALMEIRAS não conseguiu nada além da vantagem mínima no jogo de estréia na COPA DO BRASIL. A vitória sobre o FLAMENGO-PI por 1 a 0, em TERESINA, foi insuficiente para eliminar a partida de volta, marcada para 24 deste mês, no PALESTRA ITÁLIA.
Se o PAMEIRAS falhou na missão de eliminar o jogo de volta, o GRÊMIO fez o seu papel. A equipe gaúcha foi ao MATO GROSSO e não tomou conhecimento do ARAGUAIA, vencendo por 3 a 1, com dois gols do ex-sãopaulino BORGES e outro de FÁBIO ROCHEMBACK. Outro grande que não conseguiu matar a série na primeira partida foi o VASCO, que viajou à PARAÍBA e bateu o SOUZA por apenas 2 a 1. Já o ATLÉTICO-GO, que estréia este ano na Série A do BRASILEIRO, mostrou sua força ao derrotar o potiguar ASSU, fora de casa, por 3 a 0. Quem também eliminou o jogo de volta foi o BAHIA do técnico RENATO GAÚCHO. Mesmo mal das pernas no Campeonato Baiano, o time do capetinha EDÍLSON cumpriu a sua obrigação ao derrotar o VITÓRIA-ES por 2 a 0, no ESPÍRITO SANTO.

No BRASIL, o ano só começa após o Carnaval. Mas, para os são-paulinos, o verdadeiro início do ano se dá com a estréia do clube na LIBERTADORES. Desta forma, a massa tricolor teve hoje um “reveillon” bastante animador. Mesmo ainda não apresentando um grande futebol, mas com muita raça, o SÃO PAULO bateu o mexicano MONTERREY por 2 a 0, no MORUMBI, em sua estréia na LIBERTADORES de 2010.

O BRASIL perdeu hoje mais um remanescente de seu primeiro título em COPAS DO MUNDO. O ex-zagueiro ORLANDO PEÇANHA morreu aos 74 anos, vítima de uma parada cardíaca, em um hospital de BOTAFOGO, no RIO. Nascido em 20 de setembro de 1935, em NITERÓI, PEÇANHA foi o zagueiro titular da seleção campeã em 1958, na SUÉCIA.
“Estamos em estado de choque”, relatou SUSY PEÇANHA, uma das três filhas do ex-jogador, cujo corpo será velado, amanhã, a partir das 10 horas, no cemitério SÃO JOÃO BAPTISTA. Um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, PEÇANHA demonstrava seriedade, força física e uma capacidade incrível de tomar a bola do adversário com categoria.
O zagueiro foi campeão por todos os clubes que passou: VASCO (1955 a 1960), BOCA JUNIORS (1960 a 1964) e SANTOS (1965 a 1967).

Disposto a abafar o mais rápido possível um novo foco de crise nas Forças Armadas, o presidente LULA endossou hoje a decisão do ministro da Defesa, NELSON JOBIM, de exonerar GENERAL MAYNARD MARQUES DE SANTA ROSA do cargo de Chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército. SANTA ROSA criticou, em carta publicada na Internet, a COMISSÃO DA VERDADE, criada pelo governo para investigar crimes de violação aos direitos humanos durante o regime militar.
O general classificou como “comissão da calúnia”, dizendo que era composta por “fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o seqüestro de inocentes e o assalto a bancos como meio de combate ao regime para alcançar o poder.
O artigo circulava na Internet havia um mês e era do conhecimento de JOBIM. Mas hoje, com a divulgação de trechos pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO, o ministro entendeu que a declaração ganhara repercussão demais. Em seguida, JOBIM conversou por telefone com o comandante do Exército, GENERAL ENZO PERI, que estava em SANTA MARIA, no RIO GRANDE DO SUL. Segundo nota do Ministério da Defesa, “diante do caso, o comandante do Exército sugeriu que a providência solicitada pelo ministro fosse a exoneração do oficial-general proposta aceita e imediatamente encaminhada à apreciação do presidente.
Embora a exoneração não tenha agradado aos militares, o caso não deve ter novos desdobramentos.

Depois de blindar com certo sucesso a ministra DILMA ROUSSEFF do desgaste provocado pela edição do Programa Nacional de Direitos Humanos, o governo sofreu hoje uma derrota no Congresso que colocará a pré-candidata do PT à Presidência sob a mira da oposição. Num cochilo, a base aliada no Senado deixou a oposição aprovar a convocação para que DILMA fale sobre o assunto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O objetivo é claro: debitar na conta da ministra o ônus político do plano, que desagradou de militares a ruralistas.
A estratégia da oposição estava armada desde a noite anterior. Senadores do DEM e do PSDB chegaram cedo à reunião e esperaram a base aliada abandonar a sala pouco a pouco até garantir maioria na comissão. Quando restavam três senadores governistas na sala, a senadora KÁTIA ABREU apresentou requerimento e pediu a inversão da pauta. A manobra permitiu ao presidente da comissão, DEMÓSTENES TORRES, colocar o pedido em votação de imediato.
Assessores dispararam ligações para os senadores governistas retornarem à comissão, mas DEMÓSTENES anunciou que apenas um parlamentar do governo e um da oposição teriam a chance de discutir o requerimento. O senador EDUARDO SUPLICY ainda caprichou no vagar do discurso para garantir o quorum, mas o placar acabou em 9 votos a 7 pela convocação da ministra para falar sobre o plano ao colegiado.
O líder do PT, ALOÍZIO MERCADANTE, anunciou que recorrerá contra a votação, para tentar anular a convocação da ministra. MERCADANTE disse que o assunto está vencido, chamou a manobra da oposição de “desespero eleitoral” e acusou os adversários de desrespeitar costumes adotados no Senado, como a de convidar os ministros, nunca convocar, como foi feito com a ministra. Na condição de convidada, ela poderia recusar. Como convocada, não.
“O governo está tentando esconder essa aberração, mas nós queremos fazer a autópsia, disse KÁTIA ABREU, presidente da Confederação Nacional de Agricultura, sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos.       

A onda de calor na BAIXADA SANTISTA – com temperatura de até 39 graus e sensação térmica de 45 graus – pode estar relacionada à morte de 50 pessoas, a maioria idosos, entre domingo e ontem. Em SANTOS, foram registradas 32 mortes. Os idosos tinham doenças como hipertensão, diabetes, cardiopatias e problemas renais. Em SÃO VICENTE, 24 pessoas morreram, índice 30% acima da média.

O novo ministro da Justiça, LUIZ PAULO BARRETO, afirmou hoje que eventuais críticas à atuação da Polícia Federal não vão impedir nem frear o trabalho do órgão. A declaração veio um dia após o presidente do Supremo Tribunal Federal, GILMAR MENDES, declarar que a corte barrou o “Estado policial” e o “quadro de terror” no País, quando “a polícia dizia o que o juiz e o promotor deviam fazer”.
Ex-secretário executivo da pasta, BARRETO substituiu hoje TARSO GENRO, que deixou a pasta para disputar o governo gaúcho. “Se em algum momento a Polícia Federal cometer abusos, vamos responsabilizar as pessoas que cometeram esse abuso. Mas nenhuma crítica vai frear a ação da PF, que vai continuar como uma polícia forte, republicana, que defende o BRASIL e os brasileiros”, afirmou BARRETO, após a cerimônia de transmissão de cargo.

O dono de um bar e três clientes foram baleados durante um assalto em GUARULHOS, na noite de ontem. O comerciante JOSÉ LEITE DE AGUIAR, de 54 anos, e o vendedor REGINALDO ARCOVERDE DA SILVA, de 50, morreram no local. Os outros dois clientes permaneciam internados no pronto-socorro do JARDIM SÃO JOÃO. Os dois ladrões, que estavam encapuzados, ainda atiraram contra a mulher do comerciante, mas ela não foi atingida.

Um helicóptero da TV RECORD caiu na manhã de hoje no gramado do JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO, na zona oeste. Na queda, por volta das 7 horas, o piloto RAFAEL DELGADO SOBRINHO, de 45 anos, morreu, e o cinegrafista ALEXANDRE DA SILVA MOURA, de 36, conhecido como “BORRACHA”, foi levado gravemente ferido ao Hospital ITACOLOMY, onde ficou em coma induzido. Hoje à noite, ALEXANDRE foi transferido para o Hospital ALBERT EINSTEIN.
A queda teria ocorrido devido a uma falha na hélice traseira, o que desequilibrou a aeronave, que despencou na vertical de uma altura de 150 metros. O piloto RAFAEL e o cinegrafista ALEXANDRE faziam filmagens aéreas do MORUMBI, onde horas antes ocorreu uma tentativa de assalto a um caixa eletrônico.

O correspondente em SANTOS do jornal “VALOR ECONÔMICO”, JOSÉ RODRIGUES, morreu hoje, aos 72 anos. Ele começou sua carreira de jornalista em 1969 e, um ano depois, criou a editoria de Economia do jornal “A TRIBUNA DE SANTOS”, do qual foi editor até 1983. Participou ativamente de coberturas na área do café.
RODRIGUES deixou o diário para assessorar a Associação Comercial de SANTOS, de 1982 a 1989 e, no período seguinte, trabalhou na assessoria de assuntos portuários da prefeitura de SANTOS nas gestões petistas de TELMA DE SOUZA (1989 a 1992) e de DAVID CAPISTRANO FILHO (1993 a 1996).
O ex-ministro da Justiça ARMANDO RIBEIRO FALCÃO morreu nesta noite, aos 90 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia. FALCÃO já apresentava fragilidade de saúde havia um ano, por causa da idade avançada. Por algumas semanas, enfrentou uma forte pneumonia. Segundo seu filho, o advogado JOSÉ ARMANDO BEZERRA FALCÃO, o ex-ministro morreu em casa, em BOTAFOGO, na zona sul do RIO.
O ex-ministro, que ocupou cargos nos governos JUSCELINO KUBITSCHEK e ERNESTO GEISEL será enterrado amanhã no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA.
ARMANDO FALCÃO estava formalmente afastado do poder desde 1979, mas ainda atuou nos bastidores da política por mais de uma década. Na ditadura militar, o ministro ficou marcado pelas restrições à liberdade de expressão. A chamada LEI FALCÃO, da qual foi autor, em 1976, eliminou a possibilidade de o MDB – única legenda da oposição – usar a propaganda política para criticar o governo militar. A legislação determinava que os candidatos pudessem divulgar no rádio e na televisão apenas o currículo, o partido e o número do registro na Justiça Eleitoral. A frase “nada a declarar” era uma de suas marcas registradas.
Fiel ao regime militar, FALCÃO acabou apoiando a eleição do oposicionista TANCREDO NEVES, em 1985, por discordar da candidatura de PAULO MALUF pelo PDS.
Por conta da frase “nada a declarar”, que repetia de forma quase automática ao ser abordado por jornalistas, ARMANDO FALCÃO entrou para a história como um dos símbolos de um regime que se considerava desobrigado a prestar contas para a população.
Como ministro da Justiça do governo ERNESTO GEISEL, de 1974 a 1979, FALCÃO comandava o aparato policial que impunha a censura às artes e à imprensa no BRASIL – sendo o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO um de seus principais alvos.
Na época, artistas como DIAS GOMES e CHICO BUARQUE DE HOLLANDA tiveram obras proibidas. Até o grupo de balé BOLSHOI, da então UNIÃO SOVIÉTICA, foi impedido de se apresentar no BRASIL.
Em 1989, após lançar o livro de memórias TUDO A DECLARAR, o ex-ministro manifestou-se contra a volta da censura à imprensa. “É impossível fazer uma censura política adequada, satisfatória e aceitável”, declarou, em entrevista ao programa RODA VIVA, da TV CULTURA. “Em segundo lugar, a censura impede a fiscalização da administração pública pela imprensa.” No mesmo programa, porém, ele acrescentou: “Sou a favor da censura de diversões públicas principalmente quando se tratar de televisão, porque a televisão no BRASIL está se transformando, sobretudo através da telenovela, em um fator de destruição da família brasileira.
Nascido no CEARÁ, em 1919, FALCÃO começou a vida pública em 1950, ao conquistar uma vaga de deputado federal pelo PSD. Apesar de integrar uma das legendas de sustentação do governo de GETÚLIO VARGAS, fazia oposição acirrada ao então presidente, conforme registra o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, editado pela Fundação Getúlio Vargas.
Em 1954, FALCÃO atuou como um dos articuladores da candidatura presidencial de JUSCELINO KUBISTCHEK então governador de MINAS GERAIS. Após a vitória de JUSCELINO, ele foi líder e vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, até ser convidado para ocupar o cargo de ministro da Justiça, em 1959. Ficou no cargo até o ano seguinte, quando JÂNIO QUADROS foi eleito presidente.
Quando JÂNIO renunciou ao cargo, em 1961, FALCÃO se alinhou aos políticos e militares que tentaram vetar a posse do vice-presidente JOÃO GOULART. No governo de JANGO, destacou-se como militante contra a reforma agrária e a influência dos sindicatos na política.
Apoiou o golpe de 1964 e tornou-se um dos interlocutores do primeiro presidente da ditadura, o GENERAL HUMBERTO CASTELLO BRANCO. Em 1965, aplaudiu a decretação do ATO INSTITUCIONAL NÚMERO 2, que extinguiu os partidos políticos, limitou os poderes do Legislativo e estabeleceu a escolha dos presidentes da República pela via indireta
Em 1974, voltou ao Ministério da Justiça a convite de GEISEL. No cargo, coordenou a fusão entre os Estados da GUANABARA e do RIO DE JANEIRO. Durante sua gestão foi editado o chamado “pacote de abril”, em 1977, que, entre outros pontos, determinou a eleição indireta de um terço dos senadores, como forma de evitar o avanço da oposição no Congresso.    

Imagens aéreas nunca antes publicadas dos atentados de 11 de Setembro contra as TORRES GÊMEAS, em NOVA YORK, foram divulgadas hoje pela rede de TV americana ABC. As fotos registram desde o primeiro avião que atingiu os prédios até o momento em que as torres vieram abaixo, mostrando um cenário dramático, com nuvens de poeira que se espalharam por toda a região de MANHATTAN. As fotos foram tiradas de um helicóptero da polícia que levava os únicos fotógrafos com permissão para ficar no espaço aéreo perto das torres após o atentado.
As imagens foram obtidas pela ABC depois que a empresa entrou com um pedido usando o Ato de Liberdade de Informação, no ano passado. JAN RAMIREZ, curadora do Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro, afirmou que as novas fotos são “cruciais” para entender o que ocorreu.

As autoridades afegãs anunciaram hoje que pelo menos 166 pessoas morreram nas avalanches que atingiram a Passagem de SALANG, a histórica rota que vai de CABUL a MAZAR-I-SHARIF e cruza as montanhas de HINDU KUSH. Segundo o governo, 125 pessoas ficaram feridas, muitas delas quando seus veículos foram lançados a centenas de metros pela neve que deslizou das montanhas. Teme-se que mais pessoas estejam soterradas.

O ex-ditador uruguaio JUAN MARIA BORDABERRY foi condenado hoje em primeira instância a 30 anos de prisão por atentar contra a Constituição. BORDABERRY havia sido eleito em 1971, mas em junho de 1973 deu um golpe de Estado que o colocou à frente de um governo de facto apoiado pelas Forças Armadas. Estas mesmas o destituíram em 1976, mas o regime foi prolongado por mais nove anos, até 1985.

Em meio ao duro trabalho no HAITI, uma alegria para os mais de mil soldados brasileiros que estão no país: a atriz ANGELINA JOLIE jantou no Batalhão brasileiro e, depois, ainda dormiu na CASA BRASIL. O CORONEL WÁGNER RIBEIRO SILVA FILHO, responsável pela comunicação social do batalhão brasileiro no HAITI, conta: “Foi tudo tranquilo e rápido, ela se retirou rapidamente”. A cerimônia, reservada, ocorreu no rancho das tropas. À disposição da megaestrela de HOLLYWOOD havia galinha grelhada, peixe, arroz à grega e saladas.
Embaixadora da Boa Vontade da ONU, ANGELINA foi recebida pelo Comandante do BRASIL na MISSÃO DE PAZ, CORONEL AJAX PORTO, e pelo comandante das tropas da ONU, GENERAL FLORIANO PEIXOTO. À frente de programas humanitários, ANGELINA se encontrou com o diplomata EDMOND MULLET, chefe da ONU no país. Ela ainda visitou campos de desabrigados e hospitais e deu atenção às crianças feridas e órfãs em conseqüência do terremoto. O Primeiro-ministro JEAN-MAX BELLERIVE, afirmou que, quatro semanas depois do terremoto, o HAITI permanece em situação precária, sem que o governo tenha uma idéia clara de como abrigar um milhão de pessoas que estão vivendo nas ruas.    

2 011       :     -      QUINTA-FEIRA
O calor traz desânimo. Não é normal a temperatura que está fazendo. Sinto que a pressão sobe, mesmo tomando os remédios de praxe. Trabalho no computador durante algumas horas desta manhã, procurando atualizar a data de hoje, para, mais tarde, colocar em meu blog.
Nesta tarde, às 15:30 horas, acontece a reunião do Conselho Superior da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a primeira de 2011, provocada pelo CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, presidente do Conselho Deliberativo. Comparecem: GINO STRUFFALDI, FERNANDO LOPES DAVI (presidente do Conselho Fiscal), CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA e o advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, diretor jurídico da Sociedade. Não participo dessa reunião por não ser membro do Conselho Superior. Mais tarde, após o encerramento da reunião, converso com o ROMAGNOLI para esclarecer certas dúvidas que temos quanto ao futuro do MMDC, principalmente agora que estamos encaminhando para o processo eleitoral na Sociedade. Teremos eleição para os cargos diretivos em abril de 2011. De acordo com o nosso Estatuto todos os associados são candidatos em potencial. Iremos estudar os dizeres de uma carta circular que deverá ser encaminhada a todos em princípios de abril, bem como o Edital de Convocação da Assembléia Geral Eleitoral. O ROMAGNOLI fica conosco até 17:30 horas. Ainda vou permanecer na Sociedade até 19 horas por causa do horário e a dificuldade em viajar antes (tanto no metrô como no ônibus de retorno para GUARULHOS).  
Já em casa, converso, via fone, com GINO STRUFFALDI. Ele achou proveitosa a reunião do CONSELHO SUPERIOR nesta tarde. Temos muito trabalho pela frente, mas o segredo do MMDC está em conseguir receita para melhorar seu padrão de procedimento. O ROMAGNOLI prometeu ao Conselho estudar o projeto da Sociedade, a fim de apresentá-lo como plataforma às nossas pretensões para o futuro.

Faleceu o delegado JOSÉ GRIMALDI FILHO, de falência múltipla dos órgãos, aos 82 anos, exatos dois meses após a morte de sua mulher. Apaixonado pela ciência criminal e com sólidos conhecimentos sobre o corpo humano e a farmacologia, ele poderia ser sido um CSI, costumava brincar a neta ALESSANDRA, evocando um dos seriados policiais de maior sucesso nos EUA, atualmente em exibição também no BRASIL. Ele, que começou a vida trabalhando como propagandista de um laboratório farmacêutico, acabou por se tornar investigador de polícia e delegado. Nunca, entretanto, deixou de lado o interesse pela medicina. Em seus últimos anos, batia ponto às sextas-feiras no Hospital Universitário, onde, depois de uma internação, fez amigos e deu palestras. Para lá, dirigia-se a bordo do fusquinha amarelo de sua propriedade, um xodó de quase 40 anos. Integrante da primeira turma de brasileiros a participar de um curso do FBI, foi pioneiro também ao trazer para o país a técnica do retrato falado. Acreditava piamente que o rosto sinalizava aspectos da personalidade. Na qualidade de co-fundador do Grupo Anti Seqüestro de SÃO PAULO, colaborou em casos que marcaram época, como os do banqueiro ANTÔNIO BELTRAN MARTINEZ e do empresário ABÍLIO DINIZ. Falava deles com orgulho. Aos mais próximos, contava detalhes. Filho de um italiano e de uma portuguesa de poucas posses, GRIMALDI cresceu e estudou nos JARDINS, onde moravam os patrões dos pais. Por conta deles, um casal sem filhos, freqüentou os bancos do COLÉGIO DANTE ALIGHIERI. Nos JARDINS, conheceu WILMA, com quem casou e formou família. Contabilizava internações: havia fraturado o fêmur em um acidente caseiro, ocorrido no Natal, e sofrido com recorrentes pneumonias.

Faleceu o jornalista ROCCO BUONFIGLIO, aos 65 anos. Nascido na ITÁLIA, mas “tão bom brasileiro como qualquer outro”, como dizia, tinha três paixões: o PALMEIRAS, História Antiga e os papos de bar com os amigos. Defendia com entusiasmo seus pontos de vista, não raro usando palavras “mais fortes” sempre que o assunto exigia e, muitas vezes, até mesmo sem exigir. Também era fã de Astronomia. Além de fazer cursos, foi freqüentador assíduo do Planetário do IBIRAPUERA. Na maior parte da carreira, escreveu sobre Economia. Foi presidente da Associação Paulista de Jornalistas de Economia, trabalhou na Rede GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO, GAZETA MERCANTIL e DIÁRIO DO COMÉRCIO.  

Por meio de nota, a TV GAZETA comunicou o falecimento do jornalista MAURO CHAVES, ocorrido nesta noite, no Hospital BANDEIRANTES, em SÃO PAULO. CHAVES tinha 69 anos e estava internado por causa de complicações renais e respiratórias. Além de comentarista da TV, ele era articulista e editorialista do jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”, advogado, dramaturgo e pintor. Dedicado aos temas da vida cultural e artística, CHAVES esteve sempre voltado para múltiplos interesses. Formou-se em Direito pela PUC-SP, fez também Administração de Empresas, Filosofia, Cinema e Línguas. Antes de seus 30 anos lançou seu primeiro livro TRÊS CONTOS ARTIFICIAIS, e desde então se dedicou à criação de peças teatrais, aos livros, a produzir roteiros para o cinema e escrever crítica política e social. Em seus artigos e editoriais defendeu sempre posições liberais e denunciou abuso do Estado contra os direitos do indivíduo. Divertia-se, também, denunciando os modismos e o mau gosto no mundo do teatro e da mídia. Aos 32 anos, em 1974, recebeu um prêmio especial do Serviço Nacional de Teatro pela peça OS EXECUTIVOS – fruto da experiência acumulada como diretor de empresa. A peça foi encenada por BEATRIZ SEGALL e ARICLÊ PEREZ, com direção de SILNEI SIQUEIRA. Em PORTO ALEGRE, ganhou o prêmio Secretaria da Cultura com a peça ALVARÁ DE CONSERVAÇÃO. Produziu depois ADAPTAÇÃO DO FUNCIONÁRIO RUAN, que lhe valeu o prêmio PEN CLUB. Outro trabalho, CONTRAVÉRBIOS, na definição dele mesmo, “é uma reflexão sobre nossa linguagem, mas também sobre nossas belas e estúpidas incongruências”. No final dos anos 1970, com o diretor CARLOS REICHENBACH e os atores LUIZ GUSTAVO e SANDRA BRÉA, produziu CAPUZES NEGROS. Em CABEÇA E CORPO, em 1983, CHAVES abordou os conflitos e as ironias da vida conjugal. É autor, também, de O DÓLAR AZUL, O VIRULÊNCIO e do ensaio A EVOLUÇÃO DAS IDEIAS NO BRASIL, que teve como supervisor AZIS AB´SÁBER.  

A presidente da República, DILMA ROUSSEFF, fez hoje pronunciamento em rede de rádio e TV em que falou de seu “compromisso com a melhoria da educação”. Se dirigiu à população como “queridas brasileiras e queridos brasileiros” e apresentou a marca “BRASIL – PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA”, que substitui “BRASIL – UM PAÍS DE TODOS”, dos tempos do LULA. Hoje, DILMA também visitou por 45 minutos o ex-vice-presidente JOSÉ ALENCAR, de 79 anos, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO.

SUZANE VON RICHTHOFEN, condenada em 2007 a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, ocorrido em 2002, foi considerada indigna de receber a herança pela 1ª Vara da Família e Sucessões de SANTO AMARO. Cabe recurso. A indignidade é uma sanção civil aplicada ao herdeiro que tem conduta injusta com quem iria transmitir a herança. A ação foi movida pelo irmão de SUZANE, ANDREAS.

O administrador MÁRIO FERNANDES MARTINS MODÉ, de 34 anos, e a designer CAMILA JULIANA BALBINO MODÉ, de 29, perseguiram os bandidos que levaram um carro com a filha do casal, JÚLIA, de 1 ano, no banco traseiro. A criança foi levada por engano por um ladrão que se aproveitou de uma distração de dois minutos durante uma despedida entre familiares na VILA MARIANA, zona sul da capital. MÁRIO pegou seu próprio carro e, com CAMILA, perseguiram os bandidos, mas logo foram despistados. Mas uma ligação entre uma amiga de CAMILA e um dos criminosos permitiu que o bebê fosse encontrado. O bandido disse que deixaria a criança na Rua CAPITÃO MACEDO.

Cerca de 3,5 mil pessoas participaram hoje do quinto ato contra o aumento da tarifa de ônibus, de R$2,70 para R$3,00. O grupo seguiu do TEATRO MUNICIPAL, onde se concentrava desde as 17 horas, para o Terminal D PEDRO II, onde fez panfletagem. A saída dos ônibus foi parcialmente bloqueada por 5 minutos. A Força Tática da PM impediu que o grupo permanecesse no terminal.

Depois de 17 anos, a Justiça condenou 55 ex-vereadores, incluindo um suplente, da Câmara Municipal de São Paulo a devolver 5,3 milhões de reais aos cofres públicos. O valor se refere ao pagamento de salário entre 1993 e 1994 acima do teto constitucional – a lei limita a remuneração de parlamentares municipais a, no máximo, 75% dos vencimentos pagos aos deputados estaduais. A ação já percorreu todas as instâncias e não cabe mais recurso. Fazem parte da lista de condenados o prefeito GILBERTO KASSAB, cinco atuais vereadores, dois conselheiros do Tribunal de Contas do Município e os ex-vereadores VICENTE VISCOME e HANNA GARIB, acusados de envolvimento na MÁFIA DOS FISCAIS, escândalo de cobrança de propina revelado em 1998. Cada réu terá de desembolsar, em média, 95 mil reais, mas cabe contestação sobre o valor exato.

O prefeito de ALTO ALEGRE DE PINDARÉ, ALTEMIR BOTELHO, e mais três pessoas viraram reféns de índios guajajaras no início da noite. O grupo tentava negociar a libertação de seis empregados da VALE seqüestrados desde quarta-feira, dia 9 de fevereiro, quando os indígenas ocuparam a linha da Estrada de Ferro CARAJÁS. Os índios reclamam do atraso de repasse de produtos agrícolas e pedem melhorias no atendimento da saúde e educação na terra indígena do CARU, localizada ao longo da ferrovia. 

O irmão, de 16 anos, e a irmã, de 22, do suposto suicida que matou 36 pessoas num aeroporto de MOSCOU, além de um terceiro cúmplice, foram detidos por ajudá-lo. Segundo autoridades, MAGOMED YEVLOYEV, de 20 anos, do CÁUCASO DO NORTE, era o homem-bomba que detonou os explosivos no aeroporto. O presidente russo, DMITRY MEDVEDEV disse que o terrorismo é a maior ameaça do país.

O presidente do EGITO, HOSNI MUBARAK, discursou à nação nesta noite e, apesar das promessas de levar mais reformas adiante e de passar alguns poderes ao vice OMAR SULEIMAN, se manteve firme na posição de não renunciar. Ele pôs fim, assim, aos rumores que circularam hoje de que deixaria o poder imediatamente. A multidão no CAIRO, que coloca a renúncia do presidente como exigência para encerrar os protestos, já em seu 17º dia, reagiu com ira e não demorou a gritar: “Fora, fora!”. No discurso, MUBARAK disse que estudará mudanças na Constituição e continuará com a transição de poder até setembro, quando acontecerão o que chamou de “eleições honestas”. Antes do pronunciamento, o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, afirmou que os egípcios estão fazendo história. 

Um jovem terrorista suicida matou pelo menos 31 recrutas do Exército paquistanês em MARDAN, 150 km a noroeste da capital, ISLAMABAD, hoje pela manhã. O homem-bomba era um adolescente que entrou no quartel usando um uniforme escolar. A explosão ocorreu no local onde os cadetes realizavam seus exercícios e deixou 42 feridos. A tensão tomou conta do complexo militar atacado. O local foi rapidamente cercado após a explosão. Os motoristas que traziam os caixões eram revistados. Todos os mortos eram cadetes, exceto um, que atuava como instrutor dos recrutas. O mesmo quartel, que serve de campo de treinamento para diversos cursos militares, havia sofrido um atentado em 2006, quando um suicida matou 35 soldados.

2 012        :      SEXTA-FEIRA
Várias câimbras nas pernas, ao longo da madrugada, deixam-me em situação lastimável. Levanto na madrugada, lá pelas 2 horas, pois não dava para ficar deitado.  Estou atrasado com meus apontamentos. E isso deverá se complicar ainda mais uma vez que tenho a solenidade de sábado na sede da Sociedade e, no domingo, o evento em ITAPIRA. Tudo isso faz com que perca muito tempo e as anotações não podem ser realizadas.
Almoço com MARGARIDO e RAFAEL na AOMESP. Mas não posso demorar muito porque tenho um compromisso no Tribunal de Justiça “MMDC”, na Avenida IPIRANGA, próximo ao metrô da PRAÇA DA REPÚBLICA. Ali encontro, por volta das 15 horas, o maestro RICARDO ROSSETTO MIELI, da Orquestra Sinfônica CARLOS GOMES, um dos fundadores. Ele se apresentou com a orquestra durante a visita do PAPA BENTO XVI.
Vamos conversar com o Juiz SIDNEY ROMANO REIS a respeito de uma cerimônia neste local, em 23 ou 26 de maio, em comemoração aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Conhecemos o palco do anfiteatro das dependências do judiciário instalado no antigo prédio que era o HILTON HOTEL. Essa solenidade deverá se constituir num dos grandes eventos do JUBILEU DE CARVALHO do Movimento Constitucionalista de 32.
Por volta das 17 horas, quando estamos deixando o local, cai uma pancada forte de chuva. Retorno à Sociedade, onde permaneço até 19:30 horas.    

Está marcado para esta noite um jantar de confraternização, às 19 horas, na Ferradoria do Regimento de Cavalaria 9 de Julho, em homenagem ao CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES. Esta é a sua última semana do cargo de subcomandante. Não tenho condições físicas de participar desse jantar, muito embora seja minha vontade estar ao lado de um oficial tão benquisto pelos seus companheiros e a tropa em geral. 

Transferindo para a reserva, a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º
da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 790440-1 Tadeu Marino Buono - DP - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0279/12 - Pr. 188.282/12). TADEU MARINO BUONO nasceu em 29 de outubro de 1958. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de janeiro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 15 de dezembro de 2004; TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º
da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 790527-A Ben Hur Baptista – DPCDH - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0280/12 - Pr. 204.947/12). BEN HUR nasceu em 25 de setembro de 1959. Entrou para a PMESP no dia 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 25 de agosto de 1992; MAJOR – 15 de dezembro de 2004; TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008. 
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten-Cel PM, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 801169-9 Perez Santiago Rodrigues - CCB - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0281/12 - Pr. 206.576/12). PEREZ SANTIAGO nasceu em 29 de maio de 1960. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1982. PROMOÇOES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 24 de maio de 1987; MAJOR – 25 de agosto de 2004; TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de 1º Ten QAOPM, Padrão PM-13, o(s) Cap QAOPM 820278-8 Daniel dos Santos Junior - 43º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0282/12 - Pr. 164.952/12).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 31/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel PM 802530-4 Antonio Eugenio Amaral de Almeida - 5º BPM/I - Taubaté/SP, (TLTS e FRCTS DP-0283/12 - Pr. 204.118/12).
ANTÔNIO EUGENIO nasceu em 4 de setembro de 1960. Entrou para a PMESP em 5 de dezembro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1986; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1997. Não tenho as datas de suas promoções a major e a tenente-coronel.

O PM PASCOAL DOS SANTOS LIMA, de 35 anos, foi absolvido hoje após dez horas de julgamento, no Fórum de SANTANA. Ele é apontado pela polícia como autor de 17 homicídios, entre eles o do CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, que comandava o policiamento militar na zona norte. LIMA foi absolvido pelo júri no caso do assassinato do comerciante ÉDER WÁLTER MOREIRA, de 32 anos, crime ocorrido em 26 de novembro de 2006, mas, como responde a outros processos já preso, o réu deixou o prédio em uma viatura da polícia e retornou para a carceragem. Para a maioria dos jurados, não havia provas contundentes contra o réu. O promotor FRANCISCO CEMBRANELLI elogiou o trabalho de investigação da polícia e estranhou o resultado do julgamento. “Não sei se prevaleceu a cultura do extermínio, em que “bandido bom é bandido morto” ou se os jurados se sentiram intimidados. As provas eram consistentes”, disse. Indagado sobre uma suposta intimidação que teria influenciado na decisão dos jurados, o advogado de defesa NILTON DE SOUZA discordou: “Não havia provas, elas eram muito fracas. Pelo que eu percebi o júri estava bem tranqüilo e não se intimidou”. A delegada ALESSANDRA AGOSTINI, do DHPP, que presidiu as investigações, não quis comentar o resultado. O Ministério Público irá recorrer da decisão, segundo o promotor CEMBRANELLI. O réu é apontado como integrante do grupo de extermínio “Matadores do 18”, referência ao 18º Batalhão de Polícia Metropolitano.
A Polícia Civil prendeu hoje LEONARDO TADEU DOS SANTOS, de 20 anos, acusado de integrar a quadrilha que seqüestrou e baleou o PM LEONARDO DOS SANTOS MONTEIRO e estuprou a namorada dele, na madrugada de quinta-feira, em IBIÚNA, no interior paulista. Na casa em que ele estava, foram encontradas porções de cocaína e de maconha. Com o suspeito, os policiais apreenderam um revólver 38 e um tênis sujo de sangue. SANTOS foi identificado pela vítima de estupro. O PM SANTOS MONTEIRO continua internado no Hospital Regional de SOROCABA.

RIO - Os exemplos dramáticos da greve de policiais na Bahia estão servindo de base para as iniciativas do governo do Estado do Rio para administrar a crise provocada pela paralisação das forças de segurança fluminense. O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) antecipou uma série de medidas para tentar neutralizar o movimento grevista. O peemedebista procura não repetir os erros do governador da Bahia Jaques Wagner (PT), muito criticado por demorar a tomar atitudes mais enfáticas. As iniciativas do governo e a reduzida adesão à greve fizeram com que Cabral dispensasse, por enquanto, o auxílio dos 14 mil homens da Força Nacional e do Exército disponibilizados pela União. Os militares continuam de prontidão. 'A gente foi aprendendo com o caso da Bahia', explicou o secretário de Estado da Casa Civil e braço direito de Cabral, Regis Fichtner. 'Houve uma pronta resposta do Estado para evitar transtornos à população. Além disso, já oferecemos reajustes e benefícios que estavam até acima das nossas possibilidades', ressaltou o secretário. Cabral também antecipou a concessão de reajustes e benefícios antes da paralisação. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, na manhã de ontem, um projeto de lei que estabelecia aumentos de 39% em duas parcelas - sendo 13 pontos percentuais agora e os outros 26 pontos percentuais em fevereiro do ano que vem. A proposição também estabelece um banco de horas extras para policiais, bombeiros e agentes penitenciários, vale transporte no valor de R$ 100 mensais e manutenção no pagamento de gratificações em caso de afastamento provocado por incidente no exercício da função. As prisões também mostram a disposição do governo do Rio em não negociar com os grevistas. Na Bahia, os primeiros grevistas só foram detidos depois de uma semana de paralisação. Líder do movimento no Rio, o cabo bombeiro Benevenuto Daciolo foi preso dois dias antes de a greve ser decretada - logo após a divulgação de gravações telefônicas mostrarem que ele estava articulando a nacionalização do movimento de paralisação. Um dos interlocutores de Daciolo nas gravações, o ex-governador do Rio e deputado federal Anthony Garotinho (PR) passou o dia de hoje criticando Cabral em seu blog, chamando-o sempre de 'ditador', 'tirano' e 'Pinochet'. Foi em Campos dos Goytacazes, seu reduto eleitoral e cidade administrada pela sua mulher, Rosinha Garotinho, que foram registrados alguns distúrbios no primeiro dia de greve. Integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tropa de elite da PM do Rio, foram deslocados para a cidade. Também gravada em conversa telefônica com Daciolo, a deputada estadual Janira Rocha (PSOL) passou o dia com líderes grevistas e acompanhou a prisão de alguns deles. À tarde, a parlamentar, que milita há anos no movimento sindical e admitiu ter participado de articulações do movimento grevista, reuniu-se com advogados de policiais presos para elaborar uma estratégia de defesa. A ideia do grupo é apresentar pedidos de habeas corpus diretamente aos tribunais superiores.
No primeiro dia da greve dos bombeiros e policiais civis no RIO, 17 PMs foram presos e encaminhados à penitenciária de segurança máxima de BANGU 1, na zona oeste. Além disso, o Corpo de Bombeiros prendeu administrativamente – nos quartéis da corporação – 123 guardas-vidas por faltar ao serviço e iniciou processo disciplinar. Ao todo, 270 bombeiros e policiais militares (incluindo os 17 presos) foram indiciados em processos administrativos pela paralisação no Estado.  
No dia em que completou 32 anos, o PT estendeu o tapete vermelho para um novo aliado: o prefeito de SÃO PAULO, GILBERTO KASSAB, presidente do PSD. Abençoado pela cúpula do partido, KASSAB negocia diretamente com o ex-presidente LULA uma aliança para as eleições deste ano em torno do candidato do PT à Prefeitura de SÃO PAULO, FERNANDO KASSAB. Por recomendação médica, LULA não foi hoje à comemoração petista. Mandou uma carta justificando sua ausência por estar em fase final de tratamento de saúde. E articulou a ida de KASSAB ao encontro para apressar a aliança com o PSD. Com a adesão do prefeito à campanha de HADDAD, o PT acredita conquistar pelo menos mais 10% do eleitorado paulista, além dos tradicionais 30% que votam no partido. Uma das ausências mais sentidas na festa de aniversário do PT, a senadora MARTA SUPLICY limitou-se a enviar uma nota, lida pelo cerimonial, parabenizando DILMA ROUSSEFF e LULA pelos seus governos. Na mensagem, a senadora ignorou solenemente FERNANDO HADDAD, de quem foi preterida para concorrer à Prefeitura paulistana. Também não fez referência aos motivos de sua falta.   
As vésperas do primeiro aniversário da queda do ex-ditador egípcio HOSNI MUBARAK, a IRMANDADE MUÇULMANA exigiu à junta militar egípcia que transfira o poder a um governo de coalizão formado pelo Parlamento, dominado pelo braço político do grupo islâmico. Os militares rejeitaram a pressão e denunciaram o risco de uma conspiração no país. Desde a morte de 74 pessoas durante a partida entre o AL-AHLY e o AL-MASRY, há dez dias, a pressão sobre a cúpula militar tem crescido. Hoje, ativistas convocaram uma greve geral exigindo o fim do governo militar. A junta vive um impasse com WASHINGTON que põe em risco a ajuda americana a empréstimos internacionais de bilhões de dólares ao EGITO, cuja economia está à beira do colapso.

Pela segunda vez em menos de um mês, os marines constrangeram o governo americano. Hoje, o Centro SIMON WIESENTHAL pediu a WASHINGTON que investigue um grupo de fuzileiros navais que posou para uma foto diante de um símbolo nazista: a bandeira da SS. A imagem foi registrada em setembro de 2010, no AFEGANISTÃO. Todos faziam parte de um batalhão com sede na CALIFÓRNIA, e muitos não estão mais em serviço.

Cinco dias após o terremoto de 6,7 graus na escala RICHTER que atingiu a região central das FILIPINAS na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e deixou ao menos 65 mortos, socorristas retiraram com vida hoje duas vítimas soterradas sob os escombros. As autoridades Filipinas encontraram 39 corpos, mas se acredita que um deslizamento provocado pelo tremor tenha matado mais 26 pessoas.

O juiz espanhol BALTASAR GARZÓN, suspenso por 11 anos de suas funções na quinta-feira, dia 9 de fevereiro, continuará prestando consultoria ao governo do EQUADOR para a reforma judicial em curso no país. Segundo as autoridades equatorianas, a condenação na Justiça espanhola não impede o magistrado de exercer a função para a qual foi convidado. Ainda de acordo com MARCELA MIRANDA, presidente do Conselho de Participação Cidadã e Controle Social, o juiz não infringiu nenhuma das regras do conselho. Compõem o grupo também o assessor especial da presidente DILMA ROUSSEFF, MARCO AURÉLIO GARCIA, o mexicano PORFÍRIO MUÑOZ, a guatemalteca CAROLINA ESCOBAR SARTI, a chilena MARIGEN HORNKOHL e o colombiano JUAN LUÍS MEJÍA. GARZÓN esteve no fim de janeiro no EQUADOR para assistir à posse dos 21 novos juízes da Suprema Corte do EQUADOR, escolhidos após um processo de seleção conduzido por um conselho nomeado pelo presidente RAFAEL CORREA. Durante a visita, o juiz evitou comentar os processos aos quais responde na ESPANHA. Hoje, na ESPANHA, a cúpula judicial do país defendeu a decisão que condenou GARZÓN. “A decisão termina um processo transparente e os ataques pessoais e institucionais à atuação do tribunal não procede”, disse uma porta-voz do Conselho-Geral do Poder Judiciário. GARZÓN foi condenado por ter ordenado escutas para investigar um caso de corrupção envolvendo o Partido Popular, atualmente no poder. Entidades de defesa de direitos humanos e partidos de esquerda consideraram que a decisão tem base ideológica.

Bases dos serviços de segurança de BASHAR ASSAD em ALEPO, segunda maior cidade da SÍRIA, foram alvos de dois atentados terroristas hoje. Nenhum grupo reivindicou as ações, atribuídas pelo governo a milícias rebeldes. Os opositores negam e dizem que as próprias forças do regime teriam organizado os ataques. As explosões provocaram pânico em ALEPO, até agora imune à violência que atinge outras regiões da SÍRIA, como HOMS, onde o regime manteve suas operações militares contra opositores que controlam bairros da cidade. Em DAMASCO, ocorreu um tiroteio na saída de uma mesquita em um bairro próximo à embaixada do BRASIL. Os protestos da oposição estão concentrados em HOMS e cada vez mais em vilas próximas ao LÍBANO. Segundo REVA BHALLA, analista da consultoria de risco político STRATFOR, isso se deve “a vias de fornecimento de armas para os opositores através do território libanês”. Em geral, são regiões de maioria sunita, onde o HEZBOLLAH, aliado do regime sírio, não exerce tanta influência. No campo diplomático, chanceleres da RÚSSIA, SERGEI LAVROV, e da FRANÇA, ALAIN JUPPÉ, reuniram-se para discutir o caso da SÍRIA. Os dois países mantêm posições antagônicas sobre o cenário no país. Os ESTADOS UNIDOS analisam a possibilidade de estabelecer um corredor humanitário, mas mesmo as autoridades americanas consideram a alternativa complicada em termos logísticos.      

2 013     :     - DOMINGO DE CARNAVAL
O 82º Desfile do RIO começa às 21 horas, quando a INOCENTES DE BELFORD ROXO entra na MARQUÊS DE SAPUCAÍ. Campeã do Grupo de Acesso em 2012, a escola da Baixada Fluminense estréia no Grupo Especial com enredo sobre a COREIA DO SUL. Depois é a vez de outras cinco: SALGUEIRO, UNIDOS DA TIJUCA, UNIÃO DA ILHA, MOCIDADE INDEPENDENTE e PORTELA. Amanhã à noite, a festa se repete com mais seis escolas: SÃO CLEMENTE, MANGUEIRA, BEIJA-FLOR, ACADÊMICOS DO GRANDE RIO, IMPERATRIZ e VILA ISABEL.
No desfile de hoje, as escolas mais esperadas são UNIDOS DA TIJUCA e SALGUEIRO, atuais campeã e vice. SALGUEIRO tem patrocínio da revista CARAS, que comemora 20 anos. A efeméride é registrada em trechos do samba (Ta na capa da revista, o meu pavilhão/ E na cara dessa gente, o orgulho, a emoção). Mas a carnavalesca MÁRCIA LAGE afirma que não houve interferência. “(O patrocinador) gostou muito do que viu. Pediu apenas que não nos exarcebássemos nas brincadeiras.” A escola vai abordar as formas de ficar famoso ao longo da história. Ao expor o atual culto à imagem, vai mencionar o Photoshop e mostrar a funqueira VALESSA POPOZUDA, com suas próteses nos seios e bumbum. A UNIDOS DA TIJUCA também terá enredo patrocinado, embora tenha obtido menos dinheiro do que o previsto. A escola vai contar a história alemã, em referência ao Ano da ALEMANHA no BRASIL. O governo alemão pagou a viagem de uma equipe ao país, mas não desembolsou mais nada e apenas três das empresas alemãs consultadas aceitaram colaborar – deram 2 milhões de reais dos 10 milhões previstos. Mas não vai faltar surpresa, como é costume de PAULO BARROS. O criativo carnavalesco vai usar THOR – personagem da mitologia germânica – para abrir o desfile lançando raios, em mais um efeito especial. Cogitou-se até a possibilidade de a  luz da SAPUCAÍ ser apagada, mas essa medida foi descartada. Outros desfiles que devem atrair atenção são os da UNIÃO DA ILHA, que contará a história do centenário de VINÍCIUS DE MORAES, e da MOCIDADE INDEPENDENTE, que vai abordar o ROCK IN RIO. A PORTELA encerrará a noite homenageando MADUREIRA.       


Parece que LUCINDA está recuperada da queda que levou em 30 de setembro, quando quebrou uma costela e fraturou outra. Depois de 42 dias do ocorrido, ela, neste domingo de carnaval, levanta por volta das 4 horas e não mais deita. Fica mexendo nas coisas da cozinha e passa o tempo arrumando a casa. Deverá retornar ao médico tão logo passe o carnaval. Trabalho durante horas em minha biblioteca. Transporto para a Hemeroteca vários papéis que estavam tomando lugar na biblioteca. Arrumo muita coisa durante o transcorrer deste domingo.
Pela Internet recebo do CORONEL TOGNETTI:

Por Carlos Alberto Brilhante Ustra - Cel Ref EB
Complementando as observações de 07/02/13 do site www.averdadesufocada.com
1- O documento da Turma de Recebimento do DOI, encontrado na casa do Cel Molinas, comprovando que Rubens Paiva deu entrada no DOI é do ano de 1971. O Cel assumiu o comando do DOI dez anos depois, em 1981.
Então, verifica-se que o Cel, como comandante, vai remexer nos arquivos do DOI e encontra este papel lá guardado por uma década. O caso Rubens Paiva não tem nada a ver com o seu comando, mesmo assim ele o acha interessante, e deve ter pensado que era um documento altamente comprometedor. O surrupia e vai escondê-lo entre seus alfarrábios, em sua casa. Trinta e três anos depois o Cel é assassinado, e a polícia, ao dar uma busca na sua casa encontra o tal documento.
Faz sentido?
2 - Prontamente, o delegado encarregado do caso, mesmo sem as formalidades normais, em lugar de juntá-lo aos autos do Inquérito Policial, o entrega ao governador petista Tarso Genro que, com toda a pompa e circustância, o entrega a Cláudio Fonteles, da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio Piratini.
Aliás, com diria Nelson Rodrigues, eles descobriram o óbvio ululante, pois, segundo a mídia, Rubens Paiva teria sido preso em sua residência, o que nunca foi negado pelo Exército.
Faz sentido ?
3 - Bandido sabe que roubar armas de colecionador é uma fria. São armas controladas, catalogadas. Quem vai querer comprar uma coleção roubada, que nunca poderá ser exposta? As armas de um colecionador, geralmente, são armas antigas e, mesmo para as mais modernas será difícil a aquisição de munição.
Por outro lado, um bandido sabe que é muito arriscado portar uma arma de coleção, principalmente, se ela foi roubada após um assassinato. Em qualquer blitz ele pode ser parado e a polícia, ao identificar a arma, vai incriminá-lo pelo assassinato do antigo dono da arma.
Aliás, os terroristas da década de 70 já sabiam disto. Preferiam assaltar no comércio casas de armas e não de colecionadores.
Será que os policiais militares que assassinaram o Cel não sabiam disto?
Faz sentido?
4 - Segundo a versão, que parece ser a oficial, os bandidos fizeram um sequestro relâmpago e ao chegarem na casa do Cel ele reagiu, ocasião em que foram disparados 15 tiros, três dos quais o acertaram, matando-o na hora.
Vamos e venhamos. Estes assassinos são muito burros. Então, eles fazem um sequestro relâmpago, e em vez de levarem o Cel para um lugar seguro, o manterem sob guarda, pegarem as chaves da casa, que eles já sabiam onde ficava, e, sem alarde, em segurança, sem provocarem suspeitas, roubarem tranquilamente as armas nela em exposição, preferiram o contrário?
Levaram junto o Cel e, ao tentarem entrar na sua casa, como ele teria reagido houve a necesidade de assassiná-lo.
Faz sentido?
5 - Assassinato é uma coisa, execução já é diferente.
No assassinato, o bandido atira na vítima, para imobilizá-la, para se defender. A ação deu zebra. Sujou. Se possível torce para que a vítima não tenha morrido pois, se for identificado, a punição será muito maior. Ele procura fugir o mais rápido possível. Quer desaparecer, sem deixar vestígios.
Já na execução não. Esta tem uma motivação maior, normalmente por queima de arquivo, vingança ou ideologia. O bandido dispara todos os tiros que tem, quer ter a certeza de que a vítima morreu. Que cumpriu a missão que recebeu.
Contrariando o bom senso foram disparados 15 tiros. Tal quantidade mais parece assassinato ou execução? A polícia gaúcha chegou à conclusão de que foi assassinato.
Faz sentido?

A perda da invencibilidade e da liderança no Campeonato Paulista vieram num cenário que estava desenhado para uma festa em um domingo de carnaval. Um PACAEMBU cheio, o retorno de EDU DRACENA e a reestréia de ASSUNÇÃO. Mas poucos torcedores estavam no estádio quando NEYMAR fez o gol de honra do SANTOS na vitória do PAULISTA por 3 a 1. Ao final do jogo, castigado pela chuva sobretudo no primeiro tempo, surgiram as vaias – justas pelo futebol que o SANTOS apresentou. Culpar o gramado encharcado é esconder as falhas da equipe de MURICY RAMALHO, mais técnica e talentosa que o rival, mas que se defendeu muito mal especialmente depois de sofrer o primeiro gol, aos seis minutos do segundo tempo.

Um temporal nesta tarde na GRANDE SÃO PAULO provocou alagamento na MARTINAL DO TIETÊ e em outros oitos pontos da cidade. A chuva causou a queda de uma árvore que interrompeu o tráfego de trens da Linha TURQUESA da CPTM, no trecho entre SANTO ANDRÉ e MAUÁ. A CPTM colocou linhas de ônibus à disposição dos passageiros para percorrer o trecho interrompido. Em SANTO ANDRÉ, a Avenida dos Estados ficou interrompida com o transbordamento do Rio TAMANDUATEÍ. 

No último teste antes da semana decisiva que começa amanhã, o PALMEIRAS decepcionou. O time alviverde sofreu para empatar por 2 a 2 com o MOGI MIRIM e deixou a torcida preocupada para os jogos contra o SPORTING CRISTAL, quinta-feira, dia 14, na estréia da LIBERTADORES, e para o clássico contra o CORINTHIANS, no domingo, dia 17.

Nascido no bairro da LIBERDADE, RONALD ELIAS BALVETTI, o XIXA, cresceu em berço de sambista. O pai, GILBERTO BALVETTI, era bamba: integrou a LAVAPÉS, tida como a primeira escola de samba paulistana, criada pela popular madrinha EUNICE. Os irmãos eram todos ritmistas. RONALD era o oitavo de nove filhos – e virou o xodó da família em 1978, aos nove anos, ao integrar a bateria dos CABEÇÕES DA VILA PRUDENTE. “Ele ganhou o prêmio REPINIQUE DE OURO”, conta a irmã APARECIDA ALEXANDRINA BALVETTI, 52 anos. Mais tarde, XIXA aprendeu instrumentos de corda e virou compositor. Em 1989 fez “POEIRA, POEIRA, BABALOTIM”, primeiro samba-enredo apresentado pela LEANDRO DE ITAQUERA no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. “Aquilo virou um hino”, afirma LEANDRO ALVES MARTINS, o LEANDRO DE ITAQUERA, presidente da escola que leva o seu nome. “Até hoje cantamos na quadra.” Foi naquele Carnaval que seu LEANDRO conheceu XIXA. “Era um bom boêmio, freqüentava as rodas”, lembra. O apelido, XIXA, com o qual assinava os sambas que criava, era de infância. “Somos todos negros e ele era o mais clarinho dos irmãos”, diz APARECIDA. “Quase como uma lagartixa. Ai ficou XIXA”. Daquele 1989 para cá, emplacou mais seis sambas-enredo na LEANDRO (o último, em 2010, em um consórcio de 20 compositores: “SOB UM MANTO DE AMOR E PAZ, SOU LEANDRO DE ITAQUERA DESFILANDO O VERMELHO E BRANCO NO MEU CARNAVAL”. Tornou-se integrante da ala dos compositores da escola. Hipertenso, XIXA morreu na noite deste domingo, vítima de um ataque cardíaco, horas antes de a LEANDRO entrar no ANHEMBI. Estava na LIBERDADE, esperando uma carona para ir ao Sambódromo. Na concentração, o clima era de comoção. O intérprete JUNINHO BRANCO pediu um minuto de silêncio em homenagem ao amigo. “Ele era um homem maravilhoso, um bom pai, um bom filho”, afirma a diretora de harmonia, MÁRCIA NASCIMENTO. Será sepultado amanhã na VILA ALPINA, na zona leste. Deixa sete filhos. Nasceu em 1969.  

O PM Ref HAMILTON KILH ALVES, de 56 anos, foi morto diante da família durante um assalto no GUARUJÁ. O PM, a mulher e um outro casal, todos de CAMPINAS, no interior, chegavam à cidade para passar o feriado de Carnaval quando, na PRAIA DA ENSEADA, bandidos atiraram contra o veículo. Além de matar o policial e ferir um dos ocupantes, os ladrões levaram a bagagem. O crime aconteceu às 3:30 horas de sábado. A vitima, que era do Corpo de Bombeiros, se perdeu na entrada da cidade e, ao pegar a Avenida DOM PEDRO para retornar, caiu na favela CANTAGALO. De repente, cinco homens saíram de um matagal atirando contra o veículo, possivelmente para forçar o motorista a parar. Atingido no braço e na cabeça, HAMILTON bateu o carro. O cunhado, MARCOS GOULART, de 53 anos, também foi ferido no braço. Os ladrões apontaram armas para a cabeça das vítimas, obrigaram todos a descer e saquearam o veículo mesmo com o PM agonizando no banco. Eles fugiram a pé, tranqüilamente.
Na sexta-feira, dia 8, um outro PM aposentado de CAMPINAS, o SARGENTO PM SÉRGIO OSCAR PEREIRA, de 56 anos, foi morto por motoqueiros após retirar 4 mil reais de um banco na cidade. Na noite de ontem, sábado, um policial militar à paisana também foi assaltado por motoqueiros que levaram a sua moto, na esquina das ruas CÂNDIDO BORGES MONTEIRO e PRETA, na PONTE RASA, zona leste. Os bandidos ainda tentaram baleá-lo. A vítima pediu ajuda ao COPOM, e, pouco depois, um homem identificado como CLÉBER foi pego com a moto.

A Polícia Federal abriu inquérito hoje para investigar o caso do arquiteto LUCIANO DE LUCCA, 30 anos. Ele caiu da sacada da cabine 11.063, no 11º andar do cruzeiro MSC FANTASIA, em SANTOS, ontem à tarde e continuava desaparecido nesta noite. O navio iria para SALVADOR. Outras três pessoas estavam na cabine com o arquiteto, que mora em SÃO PAULO. A polícia apura de houve uma briga entre os passageiros antes da queda. O MSC FANTASIA é o maior cruzeiro que circula pelo BRASIL. O MSC afirma que presta apoio à família de LUCCA e colabora com as autoridades. A empresa diz que cumpre todos os procedimentos de segurança.

O ajudante ORLANDO MACHADO, de 64 anos, foi encontrado morto na Avenida BENJAMIN HARRIS HANNICUTT, em GUARULHOS, às 9:40 horas. De acordo com a polícia, ele foi achado na rua, com braços e pernas amarrados e uma corda no pescoço. O corpo estava enrolado em um lençol. Parentes da vítima disseram à polícia que ele morava sozinho. O caso deve ser investigado pelo 2º DP da cidade.

Foi amor à primeira vista. O público no ANHEMBI aceitou o convite e deixou se seduzir pelo enredo sobre o mundo da fantasia e a possibilidade de mudar os finais das histórias. Era isso mesmo que a MOCIDADE ALEGRE queria. A GAVIÕES DA FIEL fez a arquibancada explodir de emoção com um samba que homenageou publicitários e comunicadores. A agremiação aproveitou para comemorar as vitórias do TIMÃO. ACADÊMICOS DO TUCURUVI emocionou com a irreverência e a humildade de MAZZAROPI, o caipira que conquistou a cidade fazendo rir. Foi a penúltima escola a entrar na avenida. A TOM MAIOR levou para a avenida um “PARQUE DOS DESEJOS – O SEU PASSAPORTE DO PRAZER”. Com bom humor, os 2.500 integrantes falaram de sexualidade e prazer e também exaltaram a importância da prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Com o samba enredo inspirado na CORÉIA, a UNIDOS DE VILA MARIA começou a emocionar já na comissão de frente. O desfile foi aberto com a história da última imperadora coreana, a RAINHA MIN. Muito amada por seu povo e considerada um obstáculo pelos japoneses, ela foi seqüestrada e morta por eles em 1895. Apenas suas cinzas foram devolvidas ao seu país. A ala, com uma coreografia dramática e cheia de acrobacias, mostrou a morte e a cremação de MIN. O dia já estava amanhecendo quando a IMPÉRIO DA CASA VERDE entrou na Avenida para acordar o público que ainda permanecia no Sambódromo, encerrando os desfiles do Grupo Especial deste ano.

Repetindo alguns erros e improvisos da primeira noite, os desfiles da Série A (grupo de acesso) do RIO DE JANEIRO na madrugada de hoje mostraram equilíbrio entre as escolas, que enfrentaram menos problemas as que passaram pela MARQUÊS DE SAPUCAÍ na sexta-feira. A noite, que começou sem atrasos com a UNIDÃO DE JACAREPAGUÁ, teve carros mais luxuosos, fantasias caprichadas, musas veteranas com muito samba no pé e até a presença do astro PSY. O luxo marcou os desfiles do IMPÉRIO SERRANO, IMPÉRIO DA TIJUCA e ACADÊMICOS DO CUBANGO. A SERENO DE CAMPO GRANDE,a pesar do enredo abstrato, surpreendeu o público com a comissão de frente, que também foi o destaque da CAPRICHOSOS. A escola de PILARES trouxe a nudez de volta para a avenida. Encerrando as apresentações, a RENASCER DE JACAREPAGUÁ contou com o talento de PAULO BARROS, da UNIDOS DA TIJUCA, para cantar as belezas do RIO e fazer um protesto contra o tráfico de animais. A TRADIÇÃO levou o público ao delírio com um samba consagrado da PORTELA. No entanto, para algumas agremiações, nem tudo saiu como planejado. As mais prejudicadas foram a UNIDOS DE PADRE MIGUEL e PARAÍSO DO TUIUTI, mas por difentes motivos. A escola da ZONA OESTE foi prejudicada pela chuva, que espantou o público. Já a PARAÍSO DO TUIUTI enfrentou problemas técnicos como falha no som e dificuldade para manobrar uma alegoria.



Cinco homens encapuzados invadiram um hospital em ITAÚNA (MG) e obrigaram funcionários a levá-los a um quarto onde um paciente de 21 anos e seu irmão, de 18, foram executados. O rapaz havia sido internado após ser torturado. O crime foi uma vingança de traficantes de drogas.       

A atleta argentina STELLA MARIS MOIX, de 40 anos, morreu ontem ao saltar de paraquedas e cair de uma altura de 400 metros, no sul do ESPÍRITO SANTO. O acidente aconteceu antes do início do segundo dia do Campeonato Mundial de WINGSUIT, na PEDRA DA ONÇA, no Município de CATELO. STELLA não participava da competição. Suspenso ontem, o campeonato foi retomado hoje.

O número de vítimas atribuído à supertempestade de inverno que atingiu o nordeste dos ESTADOS UNIDOS subiu hoje para 11 segundo levantamentos da imprensa norte-americana. A nevasca, que começa a perder força, atingiu BOSTON, NOVA YORK, CONNECTICUT, RHODE ISLAND, NEW HAMPSHIRE, a costa do MAINE e parte do CANADÁ. Entre as vítimas está um menino de 11 anos, que morreu em BOSTON, no estado de MASSACHUSETTS, um dos locais mais afetados pela tormenta. A criança ajudava o pai a retirar a neve de cima do carro da família e entrou no veículo para se aquecer. O pai não percebeu e ligou o motor. Como o escapamento havia ficado obstruído pela neve, o gás carbônico matou o garoto dentro do veículo, informou a NBC. Mais de 5 mil voos foram cancelados, com reflexo também no BRASIL – as aeronaves da TAM tiveram de ficar no solo e houve atrasos nas partidas. Cerca de 700 mil pessoas continuavam sem energia elétrica. A tempestade gigantesca, que se estendeu dos grandes lagos ao ATLÂNTICO, deixou mais de 90 centímetros de neve pelo nordeste do pais. Hoje, os esforços se concentraram em recuperar as regiões afetadas. Equipes de emergência trabalharam durante todo o dia para liberar aeroportos, terminais rodoviários e estações ferroviárias. MASSACHUSETTS e CONNECTICUT suspenderam a proibição de tráfego de veículos.

Cerca de 30 milhões de peregrinos hindus mergulharam hoje nas águas sagradas do RIO GANGES para celebrar o ritual de KUMBH MELA. Vinte morreram em uma estação ferroviária que dava acesso ao festival.

Um grupo de 43 militares venezuelanos que havia sido detido por indígenas foi libertado hoje após o sucesso de uma negociação com as Forças Armadas nas instalações de uma mineradora no Estado fronteiriço de BOLÍVAR, informou a mídia local. Na quinta-feira, representantes de 12 comunidades indígenas detiveram e desarmaram os soldados perto da fronteira com o BRASIL, em protesto contra a mineradora, que atua sem permissão na localidade de URIMAN.

O terremoto que atingiu a COLÔMBIA no sábado (ontem) deixou pelo menos 15 feridos, destruiu cem imóveis e afetou mais 1.896 casas, segundo balanço apresentado hoje pela UNGRD (União Nacional para a Gestão de Riscos de Desastres). O abalo alcançou 7 graus na escala RICHTER. O epicentro foi no município de OSPINA, em NARIÑO, fronteira com o EQUADOR, e causou danos em 43 municípios, mas não deixou mortos, segundo a UNGRD.

O GENERAL JOSEPH DUNFORD, norte-americano, assumiu o comando da coalizão militar do AFEGANISTÃO em substituição ao GENERAL JOHN ALLEN. DUNFORD deve ser, a princípio, o último comandante dos EUA nesse conflito que já dura 11 anos. ALLEN assegurou que a coalizão está “no caminho da vitória”. Atualmente há 67 mil soldados norte-americanos na região. Eles atuam em conjunto com 37 mil militares de outros países e 337 mil soldados e policiais afegãos.

Três médicos sul-coreanos foram assassinados no apartamento em que moravam na cidade de POTISKUM, no nordeste da NIGÉRIA, ontem à noite, segundo autoridades locais. Pelo menos uma das vítimas foi decapitada. Os médicos trabalhavam na cidade e costumavam circular de táxi sem escolta policial. De acordo com a TV americana CBS, os assassinatos têm a marca do “TALEBAN NIGERIANO”.

Uma árvore com idade estimada em 2.400 anos foi derrubada entre ATENAS e ELEFSINA, na GRÉCIA. A árvore ficava perto de uma academia onde PLATÃO ensinou. Autoridades crêem que seu tronco tenha sido usado para fazer lenha.

A estátua original erguida em ARLINGTON, nos EUA, para homenagear os soldados que tomaram IWO JIMA, no JAPÃO, será vendida em leilão. A escultura, que reproduz a famosa cena dos militares fincando uma bandeira, foi substituída por uma maior.    
2 014     :    -   SEGUNDA-FEIRA
Pela Internet mantenho contato com MARIANO TAGLIANETTI. Ele vem fazendo um trabalho muito bom relacionado com a fundação de uma associação em CURITIBA que terá vínculos muito próximos com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
Definida presença do Gen. CARBONELL em ambas solenidades ( 21 de abril e 9 de Julho ), e também a  do ilústre PRESIDENTE, nestas plagas, para oficialmente empossar a gestão 14 / 16 em 21, resta que nos oriente a respeito das imposições, nessa ocasião, das comendas MMDC***. Amanhã conferênciarei com o presidente Cel. ALMEIDA, e será oportuno , com seu aval em retorno, anuência a essas disposições. A solenidade de posse  - DOMINGO 21 de ABRIL - DIA COMEMORATIVO DA EFEMÉRIDE TIRADENTES - será no salão nobre do Circulo Militar do Paraná. Visualisei "MEMÓRIAS DO VENTURA" e agradeço a iserção da notícia da FUNDAÇÃO DO NÚCLEO PARANAENSE M.M.D.C. 32 - HERÓIS DA LAPA. Na expectativa de sua palavra, com apreço, TAGLIANETTI.
Em princípio 18 medalhas.




Meu caro MARIANO
Repercutiu favoravelmente a fundação da Associação Paranaense na família constitucionalista, que se faz como nunca numerosa, talvez por causa da própria situação que a Nação atravessa, onde valores morais vão se somando contra essa horda de ladrões e aproveitadores que aproveitam de posições no governo para fazer toda ordem de estrepolias, inclusive querendo cubanizar o BRASIL.
Apenas um esclarecimento. O estojo da Medalha MMDC ficará em cem reais a unidade, sem lucro algum por parte da Sociedade. Apenas o pagamento do custo da cunhagem. O número da entrega da Medalha ficará a critério de vocês.
Tenho necessidade dos currículos o mais rápido possível para a confecção dos diplomas.
Vou consultar o meu vice CORONEL PM MENDES, se poderá se deslocar até o PARANÁ no dia 21 de abril.
O pronunciamento do empresário CLÁUDIO SLAVIERO está sendo bem aceito embora o tenha colocado no blog há questão de minutos. Acredito mesmo que muita gente está "acordando" após deitado em "berço explêndido" durante muitos anos. O "HONORÁVEIS BANDIDOS", de JOÃO LEITE NETO, também recebe uma receptividade extraordinária.
Esse cript do locutor JOÃO LEITE NETO está também sendo divulgado em meu blog, que talvez amanhã atinja os oitocentos mil leitores. São mais de mil visualizações por dia.





Estimado MENDES
Deveremos ir para CURITIBA no próximo 21 de abril. Anunciaremos, oficialmente, a fundação da Associação PARANAENSE MMDC-1932 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA.
Consulto a sua possibilidade em nos acompanhar.

MARIANO TAGLIANETTI pede para colocar em meu blog o pronunciamento veemente do empresário CLÁUDIO SLAVIERO sobre as “autoridades” que estão no governo da Nação:
Não aceito a Dilma Rousseff como minha presidente, nem do meu país, e muito menos os componentes desse Congresso Nacional como meus representantes. Aliás, apenas uma vez na vida o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse algo aproveitável: “No Congresso existem 300 picaretas”. Além de picaretas, corruptos condenados. A maioria dos congressistas não merece outra denominação.
Trecho do artigo “Este governo não me representa” – do empresário Cláudio Slaviero, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná. No Leia Mais a íntegra:

Este governo não me representa
Cláudio Slaviero
Não aceito a Dilma Rousseff como minha presidente, nem do meu país, e muito menos os componentes desse Congresso Nacional como meus representantes. Aliás, apenas uma vez na vida o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse algo aproveitável: “No Congresso existem 300 picaretas”. Além de picaretas, corruptos condenados. A maioria dos congressistas não merece outra denominação.
Não aceito este governo e digo os porquês com alguns lembretes apenas.
A chefe deste governo que não é meu sempre estendeu o tapete a países como a Bolívia, mesmo com este estatizando as refinarias da Petrobras; ou a Argentina, mesmo aceitando absurdas imposições comerciais; ou Cuba, mandando dinheiro e apoiando a sua decadente revolução, quando, entre outras coisas, sem argumentos claros, importa 4 mil médicos; ou o Paraguai, quando o seu grupo cedeu a Fernando Lugo em todas as questões de Itaipu, sempre prejudiciais ao Brasil.
Aliás, esta senhora, em quem não acredito, cedeu inúmeras vezes ao falecido ditador Hugo Chávez e ao seu aprendiz no Equador, Rafael Correa, entre outros – todos integrantes do Foro de São Paulo, composto por partidos de esquerda, organizações terroristas e de narcotraficantes vindos de 16 países; uma entidade criada por Lula e Fidel nos anos 90 para ressuscitar na América Latina o que ruiu na União Soviética.
Não aceito que sejam perdoadas dívidas de países africanos ou de outros considerados pobres quando não temos dinheiro nem para investir no nosso sistema público de saúde. Não aceito que, de 2008 a 2012, R$ 500 milhões tenham sido desviados do SUS. E que este mesmo governo celebre contratos com empresas de pesquisas de opinião pública, gastando R$ 6,4 milhões até as vésperas das eleições de 2014, cuja campanha começou faz tempo. E que não haja recursos para construir escolas, hospitais, estradas, aeroportos, portos etc.
Não aceito que o leme deste país esteja entregue a uma pessoa cuja teimosia em errar parece sina. Uma presidente de liderança questionada não só pelas respostas dadas aos desafios econômicos, políticos e sociais, mas até por seus companheiros de partido e por suas dezenas de figurantes ministros que ajudaram a empacar o Brasil nos últimos oito anos no ranking de incentivo a empreendimentos, segundo o Banco Mundial, e a empacar o PIB do país nos últimos três anos.
Sua teimosia na área econômica, de braços dados com o ministro Mantega, é alarmante. Sempre que podem, os dois culpam a crise externa por qualquer desequilíbrio interno, sem mencionar fatores e erros do próprio governo: máquina pública onerosa (o grupo do qual ela faz parte triplicou o gasto com pessoal de R$ 75 bilhões em 2003 para R$ 213 bilhões em 2013), gestão ineficiente, aparelhamento e uso político do Estado, baixo nível de investimento, sistema tributário arcaico e deformado, ausência de reformas, fisiologismo em todas as áreas, “custo Brasil” enorme. Há insegurança no país e é preciso ser muito teimoso para não reconhecer isso. Com insegurança, o país não sai do lugar, enquanto a inflação aumenta, pioram as contas externas, as previsões entram em turbulência.
Não aceito esta senhora que tem o topete de dizer que “no Brasil tem uma coisa muito triste, torcem para dar errado”. Não, senhora. Torcem para que dê certo. A senhora é que faz tudo errado.
Uma pesquisa da agência de classificação de risco Bloomberg mostra que investidores estrangeiros estão pessimistas em relação às oportunidades de investimentos no país, de que há deterioração da economia brasileira e a nota de classificação de risco de crédito poderá ser rebaixada, ou seja, “o barco está afundando”. Será que o Brasil será a OGX de Eike Batista?
Aliás, como posso ser representado por um governo que cria o cargo de “substituto eventual do coordenador-geral da Coordenação-Geral de Produção Associada e Desenvolvimento Local do De­par­ta­mento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo da Secretaria Nacional de Programas de Desen­vol­vimento do Turismo do Minis­tério do Turismo”? De jeito nenhum! Portanto, sou um cidadão que nada tem a ver com este governo.
Cláudio Slaviero, empresário, é ex-presidente da Associação Comercial do Paraná e autor do livro A vergonha nossa de cada dia.
Ao passar hoje pelo Metrô SÉ vejo dezenas de caricaturas de OSCAR NEIMAIER expostas no espaço reservado para painéis e apresentações musicais. Dá para ver, através dessas caricaturas, toda a vida dele.
No MMDC, numa tarde de temperatura de 36 graus, MARINEI começa a confeccionar os ofícios solicitando a diversas autoridades as indicações para o recebimento da Medalha MMDC em 23 de maio. Ainda não sabemos o local da entrega das honrarias, pois é bem possível que o restauro do Monumento Mausoléu não esteja pronto até essa data. WILLIAM MASCARENHAS já levará os ofícios ao 8º DISTRITO NAVAL, pois há uma solicitação de ajudar o filho do ROMAGNOLI a não servir a Marinha, como ele mesmo se inscreveu. O GABRIEL, filho do ROMAGNOLI deverá passar por exames médicos amanhã cedo no 8º DN.
O SARGENTO CLEMENTE, que pertence ao Serviço de Subsistência da PMESP, passa nesta tarde pela Sociedade. Conversamos sobre a minuta do Decreto da Medalha “DRÁUSIO – INOCÊNCIA E CORAGEM”. É uma idéia que nasceu em 2012, quando se pensava em criar o NÚCLEO MMDC-CENTRO, mas que não deu certo.
AMÉRICO já estava no MMDC quando eu cheguei. Ele está interessado em prestar um concurso para a Prefeitura, no âmbito de farmácia. Ajudo-o nisso. Almoçamos com MAURÍCIO, MANOELA e SOPHIA e também OLIVEIRA.

A morte do cinegrafista SANTIAGO ILÍDIO ANDRADE, da TV BANDEIRANTES, acelerou a busca ao homem apontado por câmeras de seguranças como o autor do disparo do rojão. O delegado MAURÍCIO LUCIANO DE ALMEIDA disse nesta noite já ter identificado o suspeito. O pedido de prisão foi enviado ao Tribunal de Justiça. O nome do suspeito ainda não foi divulgado. “Caso não encontremos o suspeito ou ele não seja apresentado pelo advogado, vamos esperar o Judiciário para que possamos divulgar foto do rosto, características físicas e qualificação. As pessoas poderão ligar para o DISQUE-DENÚNCIA”. O delegado disse que o suspeito de ter acendido o rojão tem registro em uma delegacia como vítima de uma manifestação. Horas antes, o advogado JONAS TADEU NUNES, responsável pela defesa do tatuador FÁBIO RAPOSO, black bloc que admitiu ter passado o artefato ao suspeito, entregou ao delegado o nome, o codinome e o CPF do provável responsável pelo crime.
O cinegrafista teve morte cerebral decretada por volta do meio-dia. Ele sofreu afundamento do crânio e foi submetido a uma cirurgia na madrugada de sexta-feira. Desde esse dia, era mantido em coma induzido. Em entrevista à GLOBONEWS, NUNES declarou que o nome foi dado por um conhecido de RAPOSO, que, em depoimento, afirmou não conhecê-lo. Mas foi indiciado como coautor dos crimes de homicídio e explosão. O advogado disse que também se ofereceu para defender o autor do disparo e vai pedir que ele se entregue. “Acho uma bobagem ele continuar foragido”.
Perplexa com a morte do jornalista, a presidente DILMA ROUSSEFF determinou que a Polícia Federal apóie as investigações. Em sua conta no TWITTER, ela também afirmou que a morte do cinegrafista “revolta e entristece” e criticou a violência nas manifestações. “Não é admissível que os protestos democráticos sejam desvirtuados por quem não tem respeito por vidas humanas. A liberdade de manifestação é um princípio fundamental da democracia e jamais pode ser usada para matar, ferir, agredir e ameaçar vidas humanas nem depredar patrimônio público ou privado”, escreveu.
Nesta noite, pessoas saíram novamente em passeata pelo RIO protestando contra o aumento da passagem do ônibus. Por volta das 21 horas, houve princípio de confusão na CINELÂNDIA. Um jovem foi detido por se recusar a retirar a camiseta do rosto. ANDRADE foi ferido justamente em manifestação desse tipo.
A viúva do cinegrafista, ARLITA ANDRADE, disse que “falta amor” nas pessoas responsáveis por matar seu marido, em entrevista à TV GLOBO. SANTIAGO ANDRADE ajudou a criar os três filhos de ARLITA e juntos tiveram uma filha. Ela contou que o carinho que recebe da família tem ajudado a enfrentar a perda. As declarações foram dadas poucas horas depois de ela ter visitado o marido ainda com vida, na UTI. ARLITA disse ter visto a entrevista de FÁBIO RAPOSO, preso no domingo após confessar que passou o rojão para outro homem. “Eu o vi pedindo desculpa, mas acho que o que falta neles é o amor. Perdoar? Eles destruíram uma família.” ARLITA viu as imagens que mostram o marido sendo atingido mortalmente. “Eles não tiveram, talvez, mães que dessem os ensinamentos que dei para os meus filhos”.

O policial federal MARCELO LUÍS DE MIRANDA, de 46 anos, foi baleado na cabeça após reagir a um roubo, por volta das 21 horas de domingo, na Rua DOUTOR FRANCISCO TOMAZ DE CARVALHO, conhecida como LADEIRÃO DO MORUMBI, no cruzamento com a Rua ERNEST RENAN, na zona oeste. MARCELO estava de folga e à paisana. O agente estava no seu carro, com a mulher e a filha de 4 anos, quando, ao chegar próximo de um radar, reduziu a velocidade. A mulher do policial contou que MARCELO viu quando um homem armado abordou um automóvel preto a frente e depois foi até o veículo do agente. O suspeito anunciou o roubo no lado do passageiro e exigiu os pertences da mulher do federal. Ela se abaixou para pegar a bolsa, quando ouviu os disparos. “A mulher só ouviu a filha de 4 anos, chamando pelo pai”, afirmou EDMILSON CASSIANO, soldado que atendeu a ocorrência.  MARCELO foi baleado na cabeça e socorrido ao Hospital ALBERT EINSTEIN em estado grave. Sua mulher e filha não sofreram ferimentos. O criminoso fugiu logo em seguida. Porém, momentos depois, policiais militares foram avisados que um homem de 22 anos deu entrada na AMA PARAISÓPOLIS baleado. Ele morreu em seguida. A polícia quer descobrir se o jovem é o suspeito de ferir o policial. A família de MARCELO não autorizou o hospital a divulgar nenhum tipo de informação sobre o estado de saúde do agente.


Três carros foram incendiados por volta das 22 horas de ontem, na Avenida NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, no BUTANTÃ, em protesto contra a morte da adolescente LARISSA LEITE DA SILVA, 17 anos, morta após ser vítima de uma bala perdida, na madrugada do domingo. O incidente aconteceu em uma suposta troca de tiros entre um policial civil e dois suspeitos. Alguns moradores já haviam queimado um coletivo no mesmo dia. No incêndio dos veículos ninguém ficou ferido. A jovem foi enterrada hoje, em TABOÃO DA SERRA.

Uma esteticista de 33 anos foi presa hoje sob acusação de omissão na morte do filho de 9 anos, em MOGI DAS CRUZES. O corpo de MATHEUS DIAS DA SILVA foi localizado no apartamento da família, em um condomínio de classe média. A suspeita é de ele tomou veneno que a mãe havia preparado para se matar. A mulher foi levada ao hospital com os pulsos cortados e em estado de choque. “O frasco com chumbinho estava vazio. Ela misturou o veneno com um medicamento para se matar, mas, dos quatro comprimidos que fez, tomou apenas dois. Os outros ficaram em cima da cama. O menino tinha apenas 9 anos e, ao ver a mãe desmaiada no chão, deve ter entrado em desespero e achado que ela estava morta. Então, ele tomou o veneno”, disse o delegado ARGENTINO DA SILVA COQUEIRO ao site G1. A polícia acredita que a esteticista tenha desmaiado e, quando viu o filho morto, cortou os próprios pulsos e se feriu no abdômen e no pescoço. A mulher morava havia três anos com o analista MAURO CÉSAR DE SOUZA. Os dois teriam tido uma discussão no sábado. MAURO saiu de casa no mesmo dia e recebeu uma ligação da esteticista hoje pela manhã, avisando sobre a morte do garoto MATHEUS.   
A atriz Virgínia Lane, saudada pelo ex-presidente Getúlio Vargas como a "Vedete do Brasil", morreu nesta segunda-feira, 10, aos 93 anos. Ela estava internada desde o início do mês em um hospital de Volta Redonda, no Rio, para o qual foi levada por conta de uma infecção urinária. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Nascida Virginia Giacone em 1920, no Flamengo, Virgínia chegou a cursar o primeiro ano de Direito - mas a atração pelos palcos falaria mais alto. Atração que ela desenvolveu desde cedo, na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde estudou com a lendária Maria Olenewa. A estreia profissional seria aos 15 anos, no Cassino da Urca, para onde foi levada pelo maestro Vicente Paiva - e foi ele também quem a introduziria no plantel da Rádio Mayrink Veiga. Do Rio, ela seguiria para Buenos Aires, onde atuaria por três anos. Em 1946, lançou o primeiro disco, pelo selo Continental, no qual interpretava a marcha Maria Rosa e o samba Amei Demais. Dois anos depois, voltaria ao Rio e, depois de assinar um contrato com Walter Pinto, trabalhou durante cinco anos na revista Um Milhão de Mulheres e em outros espetáculos do Teatro Carlos Gomes e do Teatro Recreio. Caso: Nos anos 50, viveu o auge de sua trajetória. A começar pela gravação de Sassaricando, marchinha que fazia parte da revista Eu Quero Sassaricá, um dos maiores sucessos da trupe de Walter Pinto. Compositora, gravou peças de sua autoria, como Lanterninhas Multicores e Que Palhaço, de 1958, registradas ao lado de Santo Antônio Vai me Abençoar, de Nelson Castro. Foi nessa época que ela receberia das mãos de Getúlio Vargas o título de A Vedete do Brasil - em entrevistas décadas depois, ela diria que manteve um caso de dez anos com o ex-presidente da República. "Foi dentro de um teatro. Ele viu uma peça minha e foi ao camarim me cumprimentar. Me convidou para sair e eu agradeci, mas recusei. Não me sentia capacitada para sair com o presidente da República. Mas ele insistiu e fui cear com os amigos dele em uma churrascaria. Daí começou", contou em depoimento concedido ao Guia do Estudante em 2007. "Eu entrava e saía do Palácio do Catete pela porta da frente! Passava lá à tarde, tomava um chá. Viajávamos muito também, inclusive para a Europa. Eu ia na frente com o Gregório (Fortunato, chefe da guarda), que me acompanhava em passeios, compras e até na assinatura de contratos. Visitamos Portugal, Itália, Espanha." Virgínia seguiu se apresentando no teatro até o início dos anos 2000. Sua última aparição foi na novela Belíssima, em 2006, na qual participou de homenagem feita a diversas divas do rádio.
2 015     :   -     TERÇA-FEIRA
O DIÁRIO OFICIAL desta terça-feira publica:
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj QAOPM 842143- 9 Gerson Luiz Gonçalves Martiniano - DSA/CG - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0438/15 - Pr. 5.572.615/15).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 852013-5 Carlos Andre Medeiros Lamin - 46º BPM/I - São José dos Campos/SP (TLTS e FRCTS DP-0440/15 - Pr. 5.572.592/15).
CARLOS ANDRÉ MEDEIROS LAMIN nasceu no dia 21 de abril de 1965. Entrou para a PMESP em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1989) - 1º TENENTE (15 de dezembro de 1990) - MAJOR (15 de dezembro de 2009).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 840908-A Nilson Souza Silveira - 20º BPM/I - Caraguatatuba/SP (TLTS e FRCTS DP-0439/15 - Pr. 5.572.567/15).
NILSON SOUZA SILVEIRA nasceu em 27 de maio de 1963. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1987. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (15 de agosto de 1988) e 1º TENENTE (24 de maio de 1990).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instru- ção Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj PM 883987-5 Rudinei Antonio Fernandes - CPA/M5 - São Paulo/ SP (TLTS e FRCTS DP-0441/15 - Pr. 5.572.213/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13: Ao posto de Maj QAOPM, o Cap QAOPM 842143-9 Gerson Luiz Goncalves Martiniano - DSA/CG - São Paulo/SP (Port. DP-0406/122/15). Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13: Ao posto de Cel PM, o Ten Cel PM 852013-5 Carlos Andre Medeiros Lamin - 46º BPM/I - São José dos Campos/SP (Port. DP-0408/122/15). Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13: Ao posto de Cel PM, o Ten Cel PM 840908-A Nilson Souza Silveira - 20º BPM/I - Caraguatatuba/SP (Port. DP-0407/122/15). Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13: Ao posto de Maj PM, o Cap PM 883987-5 Rudinei Antonio Fernandes - CPA/M5 - São Paulo/SP (Port. DP-0409/122/15).
        
Vou assistir nesta manhã ao hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal de São Paulo. Ali comparecem os VEREADORES CORONEÍS PM ÁLVARO BATISTA CAMILO e PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA (ambos eleitos deputados estaduais devendo assumir em 15 de março próximo). Também encontramos presente o REINALDO BRESSANI, que sempre declara uma poesia alusiva às bandeiras durante essas cerimônias. CECÍLIA ARRUDA conduz muito bem a solenidade, como sempre.
Vamos almoçar com uma certa pressa, pois já passam das 13 horas. Pego o ônibus CHÁCARA SANTANA e, às 14:15 horas estou no Obelisco do Ibirapuera. MARINEI está com o LUCAS e uma outra parente. Ela comprou para mim um celular da SAMSUNG e prepara o aparelho para meu uso. Vou "aposentar" o velhinho BLACK-BARRY, bem arcaico, que não tinha muita utilidade. Até me acostumar com o celular novo vou "apanhar" um pouco.
Por volta das 16 horas, retornamos a GUARULHOS. Hoje não temos muitas novidades no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Recebo um convite para estar amanhã, às 19:30 horas no décimo aniversário do 41º BPMM, no Teatro Municipal de Santo André.

Um dia após o secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES anunciar um contra-ataque contra as quadrilhas que explodem e roubam caixas eletrônicos, a Polícia Civil prendeu, nesta madrugada, três assaltantes que se preparavam para atacar os terminais de saque de uma agência bancária no JAÇANÃ, na zona norte da capital paulista.
O material explosivo não chegou a ser detonado e foi destruído por uma equipe do GATE da Polícia Militar.
Foram presos em flagrante FÁBIO MAZLOUM, de 32 anos; GUILHERME AUGUSTO VAZ MOREIRA, 33, e LUIZ ALBERTO FONTES LEITE, 32. Segundo o delegado LUIZ CARLOS DO CARMO, titular da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio do DEIC, as detenções fazem parte da ofensiva contra esse tipo de crime. "Existe uma troca de informações entre as equipes da Polícia Civil e Polícia Militar. Os resultados já começam a aparecer", disse.
O alerta sobre a ação da quadrilha foi feito por volta das 4 horas. Primeiro, as equipes da PM foram acionadas. Em seguida, o DEIC foi chamado para dar suporte à ação.
Ao chegar à agência bancária, os PMs cercaram os envolvidos. Com o reforço dos agentes do DEIC os bandidos se entregaram sem reagir.
Para evitar a ação dessas quadrilhas, o DEIC fez um mapeamento dos locais mais atacados e das rotas da fuga dos ladrões.

O DEIC prendeu nesta tarde, na capital, dez "gerentes" do PCC, facção criminosa que age de dentro dos presídios de SÃO PAULO. Entre os detidos estava "MARCOLINHA", foragido há nove anos do sistema prisional.
MARCOS PAULO TRINDADE DA SILVA, de 40 anos, tinha diversas passagens por tráfico e roubo e era procurado desde 2006, quando fugiu da Penitenciária de PRESIDENTE VENCESLAU.
A operação foi feita em uma favela em PARADA DE TAIPAS, na zona norte, durante uma reunião de prestação de contas dos gerentes locais. A investigação durou cerca de um mês.
De acordo com o delegado CARLOS ALBERTO DA CUNHA, titular da 4ª Delegacia do Patrimônio, a reunião dos "sintonias", como são chamados os gerentes regionais do tráfico, estava sendo feita para repassar o valor das mensalidades cobradas de traficantes filiados à facção.
"Sem nenhum disparo, conseguimos prender dez "sintonias" que estavam justamente fazendo a prestação de contas. O MARCOLINHA, nome importantíssimo que se destaca na facção, atuava em FRANCO DA ROCHA. O material recolhido servirá para que possamos dar prosseguimento às investigações".
O apelido de MARCOS PAULO é uma referência ao líder do PCC, MARCOS CAMACHO, o MARCOLA, que está preso no interior.
No local, foram apreendidos 13 mil reais, mais de 30 celulares, carteiras, cerca de 300 gramas de maconha, 14 veículos, um laptop e um caderno com a contabilidade do tráfico.
Com a primeira grande operação do ano em repressão ao crime organizado, o secretário da Segurança, ALEXANDE DE MORAES, disse que a polícia está focada no desmantelamento de quadrilhas. "Nós não vamos descuidar da pequena criminalidade, mas o foco da inteligência é coibir a ação dos líderes. Mais importante que as dez prisões são os telefones, com os números e contatos dos criminosos. Em breve, teremos mais prisões".
MORAES também disse que há investigações sobre a ligação do PCC com quadrilhas de explosão e roubo a banco.

Uma cratera de abriu entre a Avenida VILA EMA e a Rua DOMINGOS AFONSO, na VILA PRUDENTE, zona leste da capital, nesta madrugada, depois que uma adutora se rompeu. Pelo menos 200 mil pessoas, que já sofrem com a falta de água diariamente, ficaram novamente com as torneiras secas por conta do acidente. A previsão é que o abastecimento só será normalizado amanhã.
A água começou a jorrar às 3:30 horas e não parou até o início da manhã. A SABESP justificou o desperdício dizendo que mesmo após a interrupção do fornecimento, a água continuou saindo porque é preciso que todo o líquido acumulado na tubulação saia para que os serviços de manutenção comecem. Com a interdição da Avenida VILA EMA, os motoristas tiveram de encarar um grande congestionamento durante praticamente todo o dia nas vias próximas ao local do acidente, sobretudo na Avenida PROFESSOR LUIZ IGNÁCIO DE ANHAIA MELO.

A TROPA DE CHOQUE da Polícia Militar entrou em confronto hoje, durante uma reintegração de posse, com moradores de um terreno ocupado em GUARULHOS. Os policiais atiraram bombas de efeito moral e balas de borracha em ocupantes que protestavam contra a ação de remoção. A chegada das equipes da polícia ocorreu ás 6 horas. Em protesto, os ocupantes fizeram barricadas nas entradas do local e colocaram fogo. Por volta das 9 horas, retroescavadeiras entraram no terreno e iniciaram a demolição de parte dos barracos, em sua maioria, feitos de madeira. Uma das moradoras, SANDRA SILVA SAMPAIO, de 38 anos, diarista, contou que socorreu uma vizinha de 13 anos, ferida no rosto por bala de borracha. Após receber atendimento, a garota foi liberada e passa bem. De acordo com os moradores, vivem no local mais de duas mil famílias de diversas nacionalidades, como bolivianos, argentinos, chilenos e africanos. A PM informou que aproximadamente 300 pessoas moram no terreno.

Durante uma expedição nos território chileno da CORDILHEIRA DOS ANDES, um grupo de nove alpinistas encontrou a fuselagem de um avião que desapareceu havia mais de meio século, no dia 3 de abril de 1961. Trata-se do DOUGLAS DC-3, que pertencia à LAN CHILE. A aeronave fazia o percurso de SANTIAGO a OSORNO, e transportava 24 pessoas, entre elas, oito jogadores e o técnico do time de futebol do GREEN CROSS - campeão chileno em 1945 e que atualmente adota o nome de DEPORTES TERNUCO. Além disso, o avião transportava os três árbitros que participaram da partida na cidade de OSORNO que o time fez pela COPA DO CHILE. Com a descoberta, familiares e torcedores do DEPORTES TERNUCO pretendem fazer uma peregrinação até o local da queda do avião para prestar homenagens aos mortos. No entanto, o local é de difícil acesso - os alpinistas demoraram mais de uma semana até se deparar com os restos da fuselagem.

O dólar ultrapassou a barreira de R$2,80 hoje, na maior alta dos últimos dez anos. A moeda norte-americana subiu 2,12% diante do real, e fechou a R$2,834 na compra e R$2,836 na venda. Esse é o maior valor de fechamento desde os R$2,837 de 8 de novembro de 2004 - na máxima do pregão, a moeda chegou a R$2,840.
O valor reflete o estresse do mercado com a possibilidade de a GRÉCIA deixar a zona do euro e com a desaceleração econômica da CHINA. "As moedas emergentes têm sofrido de maneira geral, mas o cenário da economia brasileira está muito deteriorado", disse o operador de câmbio da corretora CORREPARTI JOÃO PAULO DE GRACIA CORREA.
Segundo o operador, a volatilidade recente do câmbio tende a provocar saída de capitais externos. "Aquele estrangeiro que entrou aqui para ganhar juros quando o dólar estava a R$2,65 acabou perdendo dinheiro".

A ex-ministra do Planejamento, MIRIAM BELCHIOR, é a nova presidente da Caixa Econômica Federal. E tomará posse no cargo no dia 23 deste mês. MIRIAM recebeu o convite da presidente DILMA ROUSSEFF, durante audiência desta manhã. A ex-ministra substituirá a JORGE HEREDA, que presidiu a empresa por quatro anos. De acordo com o Palácio do Planalto, HEREDA continuará na instituição "até a conclusão de uma transição e a formação da nova equipe". MIRIAM APARECIDA BELCHIOR tem 57 anos e assume a Caixa após passar quatro anos à frente do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

As autoridades argentinas encontraram no apartamento de ALBERTO NISMAN material genético que não corresponde ao do promotor achado morto em 18 de janeiro dentro do imóvel. A juíza responsável pela investigação quer submeter o material a uma análise mais específica para determinar a quem pertence. Na segunda-feira, a investigadora VIVIANA FEIN disse que a bala que matou o promotor fez uma trajetória que poderia mesmo indicar o suicídio. VIVIANA também revelou que NISMAN fez várias ligações para o ex-espião argentino ANTONIO STIUSSO no dia 17 de janeiro, horas antes de morrer.


Pelo menos 29 imigrantes morreram de hipotermia durante uma tentativa de desembarcar na ITÁLIA em um barco inflável, que acabou à deriva perto da LÍBIA. Os imigrantes chegaram a pedir ajuda por meio de um telefone por satélite. As vítimas estavam entre 105 imigrantes amontoados em um bote que tentou cruzar o MEDITERRÂNEO em temperaturas baixas e mar agitado. Eles estavam a 160 quilômetros da ILHA DE LAMPEDUSA quando pediram ajuda, na costa sul da ITÁLIA. "É terrível que entre eles houvesse tantos jovens. Todos estavam molhados. Morreram de frio", disse PIETRO BARTOLO, diretor do serviço médico de LAMPEDUSA.