sábado, 29 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018: Incêndio e queda do Edifício Wilton Paes de Almeida

BRASIL DIVIDIDO - CUIDADO MILITARES !!!- POR MARIANO PAREDES.

BRASIL, PAÍS DIVIDIDO! CUIDADO MILITARES!
(Este artigo não é um “achismo”. É uma síntese de muitos livros de sociologia e antropologia brasileiras e da história do Brasil. Perdoem-me os sensíveis e melindrados on-line. Podem me solicitar a bibliografia. “Quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê”, Monteiro Lobato. E mal e mau escreve na Internet... E MAL VOTA! KKKKK!).
 *Mariano Paredes

Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. (São Mateus 12, 25
Malgrado o Artigo 5º da Constituição Federal, a saber “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”, O BRASIL É UM PAÍS DIVIDIDO!
Dividido entre ricos (raros ricos na corrupção, na devastação e na sonegação e que detêm mais de 50% do território e das riquezas do NOSSO PAÍS e às custas dele e do povo brasileiro), pobres (dos currais eleitorais do Nordeste, “maior bolsão de miséria do Hemisfério Ocidental” e das gigantescas e sistêmicas favelas dominadas por narcotraficantes, a cruel e eterna “vida de gado”) e uma zé-lite classe-que-faz-média frouxa moralmente para exibir um status” que não tem, endividada até à quinta geração e que “se vender o que tem não paga o que deve” para “fazer compras nos EUA”, manipulada pela midiática “sede de consumo” global e BBB, mormente ter um carrinho financiado a juros de vampiro para consumir a gasolina MAIS CARA DO MUNDO.
País dividido entre os que querem continuar roubando, os que querem matar mais (reproduzo aqui o que escrevi ao presidente Bolsonaro na CARTA ABERTA AO PRESIDENTE BOLSONARO E AO POVO BRASILEIRO: Outrossim, por favor não mexa nas questões de “pena de morte”, “desarmamento” e “aborto” porque um país que mata mais de 60 mil pessoas (sem falar em acidentes de trânsito y otras cositas más) por ano, não tem “psicologia” para decretar a morte de quem quer que seja, principalmente de indefesos fetos) e os que se deixam roubar e matar, como numa sinistra e esquizofrênica novela kafquiana; país que mata POR DIA mais do que em guerras mundiais e bancos que roubam seu dinheiro descarada e impunemente nos juros satânicos e contas correntes “paradas”. Paradas para os correntistas otários que ficam ainda mais na miséria. Para os bancos, são bilhões que ganham POR DIA! Leiam os livros “Brasil, colônia de banqueiros”, de Gustavo Barroso e “A moratória soberana”, de Petrônio Portela Filho e VAMOS FECHAR IMEDIANTAMENTE OS BANCOS, DIGO AGIOTAS APÁTRIDAS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, ANTES DA BANCARROTA PÓS “LEILÕES 2018”!
País racista, sexista, machista, intolerante, em “estado de sitio” antropológico, uma ancestral e bárbara forma de secessão, própria de uma sociedade cujo “ethos” ainda está no Paleolítico Inferior. Só falta voltar ao canibalismo... “Comer mulher” já é o principal sintoma... e a FOME VEM AÍ!
            Porém, a pior divisão está entre civis e militares. Civil brasileiro não suporta militar por uma simples razão: É COVARDE, TRAÍRA E ENTREGUISTA E... CORRUPTO POR AÇÃO E OMISSÃO! Todas as vezes que civis (des) governam o país é O CAOS. Está na História do Brasil, açodados “patriotas” de botequim. É só ver a “cultura da propina”, o “jeitinho brasileiro”, a “lei de Gérson”, a de “levar vantagem em tudo”.
“A perfeição não é deste mundo” e não serão os militares que serão um modelo de perfeição. Mas, justiça seja feita, qual o civil que morre pela Pátria? OS MILITARES MORREM, SIM! Desde um bombeiro militar que tenta salvar um gato; um policial com um simples “três-oitão” e sem colete à prova de balas e deixa sua mulher e filhos chorando porque não sabem se o marido e/ou o pai vão voltar da guerra civil contra bandidos com armas à laser; soldados das heroicas Forças Armadas Brasileiras que morrem de malária para defender a já “internacionalizada” Amazônia. E agora ariscando as suas vidas e as de suas famílias “subindo os morros”, desviados de suas funções culturais, históricas e constitucionais, numa perigosa “gendarmaria” à la Haiti.
Qual o presidente militar na suposta “ditadura” que ficou rico ou enriqueceu seus apaniguados e/ou parentes? Na caserna, o que IMPERA é o “jeitinho militar”: A DEFESA DA PÁTRIA ATÉ COM A PRÓPRIA VIDA, LEALDADE AO PAÍS E O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO. E ainda os chamam de “ditadores” e os caluniam na “Comissão da Mentira” ... Quanto é a comissão para mentir? É a “propina” da Nova Ordem Mundial que paga a esses apátridas psicopatas para aniquilar o Brasil COMO NAÇÃO SOBERANA e suas VALOROSAS E PATRIÓTICAS FORÇAS ARMADAS!
O BRASIL ESTÁ DIVORCIADO DE SI MESMO, de seu grandioso destino como nação soberana, DO FUTURO DE SEUS FILHOS E NETOS porque os comunistas, tendo como cartilha o satânico “Decálogo de Lênin”, estão quase conseguindo o que, desde a Intentona Comunista de 1935, vêm, pacientemente, com a sórdida e emasculada cumplicidade de “intelectuais” brasileiros antimilitaristas e “gramscistas”, maquinando UMA GUERRA CIVIL FRATRICIDA! E “el blanco” são os militares, conforme o livro em espanhol, editado no México em 1993, pela Executive Intelligence Review“EL COMPLOT PARA ANIQUILAR A LAS FUERZAS ARMADAS Y A LAS NACIONES DE IBEROAMÉRICA”.
Se não nos unirmos AGORA numa PATRIÓTICA (sem “ideologias”) INTERVENÇÃO CÍVICO-MILITAR EM BRASÍLIA (eleições presidenciais nessa crise de caminhoneiros à la Chile? “É mudar de seis para meia dúzia”), o próximo “Tratado de Tordesilhas” será traçado pelo Trump e pelo Putin, uma linha divisória do Oiapoque ao Chuí dividindo o Brasil assim: Amazônia Legal para os EUA e o restante para a Rússia tendo a China como “chumbeta” atômica, literalmente. É o Gog e Magog bíblico e apocalíptico...
Generais das FFAA, V. Exas. sabem disso! Está no youtube! Por que não agem? Têm medo do que? De perder a temer-ária “aposentadoria”? O civis já perderam as suas e V.Exas. serão a “bola da vez” SE NÃO INTERVIREM JÁ! CUMPRAM O SEU DEVER JÁ! O BRASIL ESTÁ EM PERIGO! AS FFAA ESTÃO EM PERIGO, too! Capichem? Leiam os livro supracitados, please! Lição de casa. Ou V.Exas estão no NEM , NEM AÍ pelo futuro do Brasil?
*Mariano Paredes é consultor em defesa, antropólogo amador e membro do PATRIÓTICO Grupo Guararapes.

Calil Terra mtnoscalil@terra.com.br

17:03 (Há 5 horas)
para JorgemaoslimpasbrasilMarianoBlancoElyCelsocecílioMiguezCelCelCelCelCelCelCelCelCelCelCelCeleuCelWesleiCelCelsoLuizBAETACelsoMiguelCastilhoOsirisWaldirCelinaCelsocelamOLAVOTenenteCNORTentencelbragaEstevampaulopaulo.cappelliPauloArialdoCésarElianeClubedep.capitaoaugustoColunaconselhoconselhoBrasilNasComtecontatoVemPraRuaCoronelcontatoAssocCapitaoMSIaPitãoCianconicap.capMSIadep.cabodaciolodep.cabosabinodep.subtenentegonzagasubraga1963subsecgeralAssessoriaCNBBcnbbcnbbcopoliticaagendaamazoniaeducacaopastoralsocialuniversidadesbancone[Política]banconeaccreditamenti
Olá Mariano.

1. Os militares decidiram não intervir porque a sociedade civil pediu para eles entregaram o poder na década de 80. É isso pelo menos que alguns deles dizem para explicar porque não intervêm.

Até as vendas de Natal cresceram. Temos mais de 11 milhões de desempregados? Mas esse número pode reduzir para 10 milhões ainda no Governo de Bolsonaro.  
Como o capitão não é milagreiro, vamos continuar sobrevivendo no caos.
Alguma dúvida? (desculpe-me pela pergunta arrogante)

Mtnos Calil

De: Mariano Correia Paredes [mailto:isdeaero@yahoo.com.br]
Enviada em: sábado, 29 de dezembro de 2018 16:28Para: Blanco Cel Eng Avaí; Ely Eser Barreto Cesar; Celso Aguiar; cecílio elias neto; Cel. Miguez; Cel Dr Edvaldo Tavares; Cel Sergio Taboada; Cel Clarival Vilaça; Cel Forrer; Cel (Aer) Lúcio Wandeck; Cel Ayrton Façanha; Cel Barreiros; Cel Edu; Cel Eros Jovino; Cel Sá Freire; Cel Severino Monteiro; Cel Zola Pozzobon; Cel Mario Ventura; Cel Rui Pinheiro E. Silva; Cel. Weslei A. Maretti; Cel Pedro Paulo; Celso Ming; Cel. Luiz Carlos Loureiro Grupo Inconfidência; CEL. BAETA NEVES; Celso Maldaner; Cel. Miguel Netto Armando; Cel. Castilho; Cel. Osiris; Cel. Waldir Abbes; Celina Vasconcelos; Celso Ming; celam@celam.org; OLAVO; Tenente Lucio Deputado; CNOR - TEN SERGIO P.MONTEIRO; Ten Brig Do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; tencelbraga@hotmail.com; Estevam; paulo guimarães; paulo.cappelli@odia.com.br; Paulo Aldovar Alves Dos Santos; Arialdo Pacello; César Cantu; Eliane Cantanhede; Clube Militar; Calil Terra; dep.capitaoaugusto@camara.leg.br; Coluna Esplanada Brasília; conselho@clubemilitar.com.br;conselho@clubemiliar.com.br; BrasilNas Ruas; Comte Caio Cintra Ribeiro; contato@monarquia.org.br; VemPraRua; Coronel Sparta;contato@jornaltribunadosertao.com.br; Assoc Nac Proc República; Capitao Augusto; MSIa Informa; Pitão; J. M. Cianconi; cap.cap@terra.com.br; MSIa Informa; dep.cabodaciolo@camara.leg.brdep.cabosabino@camara.leg.brdep.subtenentegonzaga@camara.leg.brsubraga1963@gmail.com;subsecgeral@cnbb.org.br; Assessoria de Imprensa CNBB; CNBB; cnbb@cnbb.org.brcnbbco@terra.com.brpolitica@cnbb.org.bragenda@cnbb.org.br;amazonia@cnbb.org.breducacao@cnbb.org.brpastoralsocial@cnbb.org.bruniversidades@cnbb.org.brbancone@press.va; '[Política] Nelson Mendes Barbosa'; bancone@presva.vaaccreditamenti@pressva.va
Assunto: Fw: BRASIL, PAÍS DIVIDIDO! CUIDADO MILITARES!

Livre de vírus. www.avast.com.

Mariano Correia Paredes isdeaero@yahoo.com.br

18:03 (Há 4 horas)
para BlancoElyCelsocecílioMiguezCelCelCelCelCelCelCelCelCelCelCelCeleuCelWesleiCelCelsoLuizBAETACelsoMiguelCastilhoOsirisWaldirCelinaCelsocelamOLAVOTenenteCNORTentencelbragaEstevampaulopaulo.cappelliPauloArialdoCésarElianeClubedep.capitaoaugustoColunaconselhoconselhoBrasilNasComtecontatoVemPraRuaCoronelcontatoAssocCapitaoMSIaPitãoCianconicap.capMSIadep.cabodaciolodep.cabosabinodep.subtenentegonzagasubraga1963subsecgeralAssessoriaCNBBcnbbcnbbcopoliticaagendaamazoniaeducacaopastoralsocialuniversidadesbancone[Política]banconeaccreditamentiJorgemaoslimpasbrasilCalil
PERFEITO AMIGO CALI. O MEU PROJETO IRÁ AJUDÁ-LO A COLOCAR O BRASIL NA LIDERANÇA, ATÉ PARA GERAR MAIS EMPREGOS NO SETOR NAVAL E OFFSHORE, MINHA ESPECIALIDADE. 
ALIÁS, QUE TAL UMA SECRETARIA PARA NÓS NO GOVERNO BOLSONARO? ESTÁ NA HORA DA COMPETÊNCIA! OU A PREFEITURA DE MACEIÓ, EM 2020? RS! ESTA BELA CAPITAL ESTÁ ARRUINADA PELA "ESQUERDA" MANETA, DESDE 1992.
AGUARDO SEU COMANDO!
BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!
ABS.; MARIANO PAREDES

28 DE DEZEMBRO DE 2018 - SEXTA-FEIRA - PRIMEIRA PARTE (ATÉ 2010)





DIA   VINTE    E   OITO   DE    DEZEMBRO     DE      2 018     -     SEXTA-FEIRA.
82 anos e 1 dia de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 173º DO ANO 69º - MÊS 6º
60 anos e 205 dias na PMESP
59 anos e 317 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 603 dias – 519 240 horas.
55 anos e 112 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
30 anos e 288 dias no Posto de Coronel – 369 meses e 16 dias.
7 anos e 174 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 926 dias no posto de CORONEL - 27 anos e 14 dias na reserva.
11 659-288 576                          11 926 285 472                              11 779-236 188.

DIA DA MARINHA MERCANTE
DIA DO SALVA-VIDAS

DIA DOS SANTOS INOCENTES. A Igreja católica recorda neste dia os meninos inocentes de BELÉM e arredores, de idade inferior a 2 anos, os quais, conforme o relato do Evangelho, foram arrancados de suas mães e assassinados cruelmente, por ordem de HERODES.
DIA DOS SANTOS FELIPE e MARY BARREDA. Eram membros do Conselho Pastoral na diocese de ESTELI, na NICARÁGUA. Despojados, davam testemunho de simplicidade de vida e pobreza evangélica. O casal e um de seus filhos foram seqüestrados e mortos pelos “contras”. 

1600 a. da eleição do PAPA BONIFÁCIO I, após a morte do PAPA ZÓZIMO, em 28 de dezembro de 418. Ele ocupou o cargo até morrer, em setembro de 422. Em seu papado, combateu o “pelagianismo”, doutrina que credita ao homem sua própria salvação, sem influência da “graça divina”.
953 a. o prédio original da abadia de WESTMINSTER é consagrado e aberto sob o comando do rei britânico EDUARDO, o CONFESSOR, em 28 de dezembro de 1065. Durante os séculos seguintes, a igreja seria reconstruída e reformada diversas vezes.
206 a. nasce FRANCISCO DIOGO PEREIRA DE VASCONCELLOS em VILA RICA (hoje OURO PRETO) –MG, em 28 de dezembro de 1812. Falece no mesmo local, em 3 de março de 1863. Magistrado. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1835. Juiz Municipal em VILA RICA. Juiz de Direito substituto em PARAIBUNA. Juiz de Direito em SÃO JOÃO DEL REI. Deputado Provincial em MINAS GERAIS. Presidente da Assembléia Provincial de MINAS GERAIS. Chefe de Polícia em MINAS GERAIS (1842 e 1849). Deputado Geral por MINAS GERAIS (1843/44; 1846/48 e 1850/60). Vice-Presidente da Província de MINAS GERAIS, em 1843. Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de BELÉM (PA). Chefe de Polícia da Corte, em 1850. Presidente da Província de MINAS GERAIS (1853/56 e 1862/63). Presidente da Província de SÃO PAULO (1856/57). Ministro da Justiça (1857/58). Senador por MINAS GERAIS, no período de 1858/63. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.    
205 a. nasce IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA, VISCONDE DE MAUÁ, em 28 de dezembro de 1813. Falece em 21 de outubro de 1889.
186 a. JOHN C. CALHOUN é o primeiro vice-presidente norte-americano a renunciar, alegando diferenças com o presidente JACKSON, em 28 de dezembro de 1832.
129 a. falece THEREZA CRISTINA MARIA DE BOURBON, esposa de dom PEDRO I, no dia 28 de dezembro de 1889. Nasceu em 14 de março de 1822.
123 a. da primeira sessão pública do cinematográfico dos IRMÃOS LUMIÈRE, no SALÃO INDIAN DU GRAND CAFÉ BOULEVARD DES CAPUCINES, em  PARIS, no dia 28 de dezembro de 1895. Atraídas por um cartaz em que se lia “CINEMATÓGRAFO LUMIÈRE”, 35 pessoas pagam 1 franco para assistir à primeira sessão pública de cinema da história. Promovida pelos irmãos LOUIS e AUGUSTE LUMIÈRE, a exibição aconteceu no subsolo do LE GRAND CAFÉ, na capital francesa. Durante vinte minutos, dez filmes se sucederam na tela, com imagens de situações corriqueiras, como um trem em movimento. Nos dias seguintes, cerca de 1500 pessoas passaram a fazer fila diariamente para ver as projeções. Eis a notícia do jornal francês LE RADICAL, publicada em 30 de dezembro de 1895: “uma nova invenção que é uma das coisas mais curiosas de nossa época foi apresentada no BOULEVARD DES CAPUCINES, 14. Trata-se da reprodução, por projeções, de cenas vividas e fotografadas (....). Seja qual for a cena assim tomada e o número de pessoas surpreendidas nos atos de sua vida, vocês irão revê-las em tamanho natural(...) Merece ser mencionada a saída de todo o pessoals das fábricas onde foi inventado o novo aparelho, que recebeu o carrancudo nome de cinematógrafo.”
121 a. peça CYRANO DE BERGERAC, de EDMOND ROSTAND, estréia em PARIS no dia 28 de dezembro de 1897.
119 a. nasce o dono das INDÚSTRIAS VILLARES, LUIZ DUMONT VILLARES, em 28 de dezembro de 1899. Falece em 14 de junho de 1979.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 28 de dezembro de 1901: NOVA YORK – O SUN afirma que no próximo ano recrudescerão as hostilidades dos tagalos (obs: habitantes das FILIPINAS), convindo já a execução de uma ação mais enérgica por parte do governo.
Amanhã, a 1 hora e meia da tarde. Efetuar-se-á no salão do CLUB GINÁSIO PORTUGUÊS, uma reunião de comerciantes e industriais. Por essa ocasião ficará solenemente organizado o CENTRO COMERCIAL, sendo ali apresentados os respectivos programas e projetos de estatutos.
LONDRES – Está enfermo, acometido de “influenza” o senhor CHAMBERLAIN ministro das colônias. Está também atacado de “influenza” o ABADE DE WESTMINSTER.
Escrevem-nos: “É incrível o que a prefeitura tem consentido se faça nessa terra somente em benefício dos bondes elétricos. Ao passo que alarga os de passeios de várias ruas, agora estreitou de tal forma os passeios laterais da rua do ROSÁRIO, afim de dar passagem a seus carros, que aqueles ficaram reduzidos ao maior acanhamento.
RIO – A polícia recebeu denúncia de que estavam preparados distúrbios, para amanhã, na freguesia do ESPÍRITO SANTO, por ocasião das eleições.
PARIS – Consta que o TENENTE GUEGEON desafiou o jornalista ROCHEFORT para um duelo.
Telegramas da ÁFRICA DO SUL aqui recebidos comunicam que os boers incendiaram várias propriedades ao norte da COLÔNIA DO CABO, causando enormes prejuízos.
110 a. na ITÁLIA, um terremoto de 7,5 graus na escala RICHTER, deixou cerca de 300 mil mortos, em 28 de dezembro de 1908. Foi o pior da história da EUROPA.
109 a. falece PADRE ADELINO JORGE MONTENEGRO, em 28 de dezembro de 1909. Tinha uma bela chácara na região que fica entre os atuais LARGO UBIRAJARA e AVENIDA ÁLVARO RAMOS. Adorava passear de charrete nas terras de TATUAPÉ, principalmente no que se conhece hoje por VILA GOMES CARDIM. Gostava tanto do local que foi responsável pela construção ali de uma capela em louvor a NOSSA SENHORA DO PARTO. Além de vigário geral e secretário do bispado, ele era advogado. Em 8 de abril de 1922, PADRE ADELINO foi nomeado zelador da CAPELA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, na atual PRAÇA SÍLVIO ROMERO.
108 a. MAJOR GOMES DE CASTRO, promotor da subscrição em favor da estátua do MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, informou ao prefeito que a mesma será inaugurada no dia 24 de fevereiro de 1910, em frente ao TEATRO MUNICIPAL. No RIO, o juiz criminal COSTA RIBEIRO pronunciou ontem, dia 27 de dezembro de 1909, DILERMANDO DE ASSIS, assassino do inditoso escritor EUCLYDES DA CUNHA, como incurso no artigo 204, parágrafo segundo do Código Penal, sem as agravantes do parágrafo primeiro, os quais não foram articuladas pelo promotor público.
108 a. (PETERSBURGO) Os jornais desta capital dão curso a boatos alarmantes a respeito das relações tensas entre a CHINA e o JAPÃO. O “TETCH” afirma que a guerra entre os dois países será declarada certamente.
107 a. médico SUN YAT SEM, fundador do Partido Nacionalista da CHINA, o KUOMINTANG, torna-se o primeiro presidente do país, em 28 de dezembro de 1911.
107 a. acaba de ser organizado em WASHINGTON um grande sindicato de capitalistas norte-americanos e canadenses, que estudam um grande projeto para estabelecer a criação de gado no BRASIL, onde já adquiriram 9 milhões de hectares de terra para pastagens. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 28 de dezembro de 1911).
106 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 28 de dezembro de 1912: a irmã dos aviadores RAPINI declarou a um jornalista que nunca supôs encontrar o BRASIL no pé em que está, em matéria de aviação. “Nem sequer há um campo para voar, e isto apenas porque ninguém se resolveu a fazê-lo. O país é tão grande e belo para a aviação!”
100 a. falece OLAVO BRÁS DOS GUIMARÃES BILAC, no RIO DE JANEIRO, em 28 de dezembro de 1918. O Exército Brasileiro, grato a esse civil que tão bem compreendeu a missão das FORÇAS ARMADAS, determinou que a data natalícia do poeta – 16 de dezembro – fosse celebrada como o DIA DO RESERVISTA. E, em todos os quartéis do território nacional, o retrato de OLAVO BILAC lembra, aos jovens convocados para o Serviço Militar, que o dever para com a Pátria encontra-se em primeiro lugar no coração dos brasileiros. A biografia do poeta está em minhas memórias por ocasião do lançamento do seu nascimento.
  86 a. do CSM/M Tel. (CENTRO DE SUPRIMENTOS E MANUTENÇÃO DE MATERIAL DE TELEFONIA), inaugurado em 28 de dezembro de 1932.
  85 a. falece JOSÉ DO AMARAL PALMEIRA em 28 de dezembro de 1933. Após insidiosa moléstia que zombou de todos os recursos da ciência moderna, falece na madrugada de hoje o jovem JORAL. Ele era natural de JACAREÍ, interior de SÃO PAULO e contava 19 anos de idade, sendo filho de ZENO DO AMARAL PALMEIRA e ROSAURA DO AMARAL PALMEIRA. O finado deixa os seguintes irmãos: GERÚSIA, casada com LEÔNIDAS SABRINI; MARIETA, casada com o senhor OSWALDO MESSINA; DULCE, PAULO, CÍCERO e LEURIPE.
O seu passamento causou profunda consternação nesta Capital onde o finado possuía largo círculo de amizades, conquistadas graças à sua bondade e grandes dotes morais.
Cavalheiro distinto, conquistou lugar de destaque na nossa alta sociedade, onde, com sua morte, abre-se uma lacuna difícil, impossível mesmo de ser preenchida.
Dotado de inteligência, rara inteligência, com raro brilho cursou o Ginásio do Estado e a Escola de Comércio “ÁLVARES PENTEADO” e, atualmente, era alto funcionário do BANCO GERMÂNICO e Redator Esportivo do “CORREIO DE SÃO PAULO”.
Muito relacionado nos meios esportivos desta capital, ocupou cargos importantes em diversos clubes, onde a sua atividade era disputada.
Logo que circulou a infausta notícia do seu passamento, o BANCO GERMÂNICO encerrou o seu expediente e nomeou uma comissão para presenteá-lo nos seus funerais, deliberou depositar uma coroa de flores sobre o seu ataúde. O “CORREIO DE SÃO PAULO” circulará tarjado de luto, prestando assim uma homenagem ao seu auxiliar. Também far-se-á representar nos funerais.
À família enlutada, que tem recebido manifestações de pesar, em grande número, por cartas, cartões e telegramas, os nossos sentimos pêsames. O féretro sairá da Rua VERGUEIRO, 189, para o cemitério da CONSOLAÇÃO.
No dia 7 de julho de 2014 anotei em minhas memórias:
Converso, via fone, com VALÉRIA e MARÍLIA, da Associação Comercial. Elas me mandam em seguida vários exemplares do livro “CADERNO 1932 – UM RELATO INÉDITO. O princípio de um fim....O relato de JOSÉ DO AMARAL PALMEIRA (JORAL)”.
Um jovem soldado nos conta seus desafios durante a Revolução de 32, enquanto o “BATALHÃO ESPORTIVO” se deslocava pelo interior de SÃO PAULO, combatendo as tropas federais, os “ditatoriais”. Seus motivos em participar da campanha pela autonomia de SÃO PAULO e por uma Constituinte para o País, as decepções íntimas e o dia a dia em trincheiras cavadas por suas próprias mãos traçam um panorama de como a população paulista e a juventude de seu tempo compreenderam os ideais de liberdade e de democracia, quando esses foram ameaçados pela própria esfera federal.
PAULO DE ASSUNÇÃO faz os agradecimentos:
À família do JORAL, por nos ter confiado a leitura e a publicação do diário deste combatente. Um relato que, passadas muitas décadas, ainda toca pela sensibilidade e precisão sobre alguns momentos da Revolução de 1932.
À Biblioteca da Associação Comercial de São Paulo, pela sua permissão ao acesso e consulta ao documento original. Em especial, agradecemos à LUCIANA COSTA pela dedicação continua no desenvolvimento deste trabalho.
O trânsito na MARGINAL TIETÊ, na VIA DUTRA e mesmo em GUARULHOS está travado. Fico no ônibus mais de duas horas. Posso ler o livro que a Associação Comercial mandou para a Sociedade nesta tarde.
No PREFÁCIO,escrito por ROGÉRIO AMATO:
A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932 faz parte da história da Associação Comercial de São Paulo, que desempenhou papel relevante em todas as etapas desse movimento cívico e que representou a luta para o restabelecimento da autonomia do Estado de São Paulo e pela volta ao regime constitucional e da democracia, usurpados por GETÚLIO VARGAS.
A Associação, sob a presidência de CARLOS DE SOUZA NAZARETH, participou, com as demais lideranças paulistas, das tentativas de diálogo com o governo, reivindicando respeito a SÃO PAULO e autonomia para o Estado. Ambos vinham sendo negados por VARGAS, que havia não apenas revogado a Constituição, como centralizara a administração política e econômica do país.
Quando ficou evidente não haver qualquer possibilidade de acordo com GETÚLIO, a ACSP, em consonância com o sentimento geral da população paulista, se engajou na campanha pela defesa da Constituinte imediata, que acabou culminando com a deflagração da Revolução, quando a entidade assumiu diversas funções de suporte ao movimento. Cuidou das finanças, da intendência e do abastecimento, colaborou no alistamento e na captação e distribuição de donativos. Coordenou a Campanha “OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO”, cujos recursos remanescentes foram doados à SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, para a construção de um novo pavilhão.
Vencido no campo militar, devido à grande superioridade de recursos do governo federal, SÃO PAULO acabou vitorioso no plano moral por lutar “POR SÃO PAULO E PELO BRASIL” e porque afinal, em 1934, foi convocada a Constituinte pela qual lutara. CARLOS DE SOUZA NAZARETH assumiu toda a responsabilidade pela participação das classes empresariais e dos empresários paulistas na Revolução, pelo que foi preso e exilado.
Mais importante do que historiar o papel da ACSP no MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA, é procurar mostrar o entusiasmo e o engajamento da população paulista, especialmente de sua juventude, aqui demonstrados na palavra de um jovem, JOSÉ DO AMARAL PALMEIRA, conhecido como JORAL, que conta sua participação no conflito, em um Diário doado à Biblioteca de nossa entidade por seu sobrinho OSWALDO MESSINA JÚNIOR.
JORAL destaca “o espetáculo esplêndido de ardor cívico e entusiasmo” não apenas dos jovens, que logo se engajaram às tropas paulistas, como também das mulheres, que se dedicaram a costurar fardamento e, mais tarde, a assistir aos feridos. Seu desejo de “partir em defesa da causa que julgava sagrada” esbarrou no conflito entre o alistamento e a resistência da família e da namorada, que foi vencido pelo ideal “acima de tudo, acima da própria vida”.
JOSÉ DO AMARAL PALMEIRA participou de batalhas, foi prisioneiro, retornou ao lar, mas morreu muito jovem, com apenas 19 anos, contudo, deixou-nos um testemunho do amor e do despreendimento da mocidade paulista ao lutar para “ajudar SÃO PAULO a libertar o BRASIL”.
A publicação do diário de JORAL representa o reconhecimento e a homenagem da Associação Comercial de São Paulo a todos aqueles que lutaram para defender o ideal de um BRASIL regido “pela LEI e pela ORDEM”, fundado nos valores da LIBERDADE e da DEMOCRACIA.      
  81 a. morre MAURICE RAVEL, compositor francês, considerado um dos maiores músicos do século XX, em 28 de dezembro de 1937.
  81 a. primeira constituição da República da IRLANDA é estabelecida em 28 de dezembro de 1937. Na época, o primeiro-ministro era EAMON DE VALERA, fundador do Exército Republicano Irlandês (IRA).
  80 a. nasce ABEL CARDOSO JÚNIOR, na cidade de GUARANTÃ, no dia 28 de dezembro de 1938. Professor primário e Licenciado em Pedagogia, residiu em SOROCABA desde os sete anos de idade. Membro da Academia Sorocabana de Letras, Academia Sorocabana de Música e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA, colaborou no Jornal dos Professores, do Centro do Professorado Paulista e em assuntos da classe e do ensino. Tem cerca de 200 artigos na área de música popular, publicados na imprensa do município e 150 contracapas e encartes de discos, principalmente para o selo Revivendo.
Colaborou na publicação das discografias de CARMEN MIRANDA, GASTÃO FORMENTI, AURORA MIRANDA, ORLANDO SILVA e FRANCISCO ALVES. Ministrou o curso Introdução à História da Música Popular Brasileira na Biblioteca Infantil Municipal. Orientou a formação a Fonoteca Municipal, instalada na Biblioteca Infantil, que conta, atualmente, com mais de 19 mil registros sonoros, partituras e biblioteca especializada. Publicou o livro CARMEN MIRANDA, A CANTORA DO BRASIL, o folheto CORNÉLIO PIRES, o Primeiro Produtor Independente de Discos do Brasil, parte da pesquisa do catálogo do espetáculo RAROS E INÉDITOS e a obra FRANCISCO ALVES: AS MIL CANÇÕES DO REI DA VOZ; REVIVENDO, 1998.  
  79 a. nasce o empresário ABÍLIO DINIZ em 28 de dezembro de 1939.
  78 a. lançadas milhares de bombas incendiárias em LONDRES, destruindo prédios importantes da cidade, em 28 de dezembro de 1940.
  75 a. da apresentação da peça VESTIDO DE NOIVA, no TEATRO MUNICIPAL. O autor era o então desconhecido NELSON FALCÃO RODRIGUES, em 28 de dezembro de 1943.
  74 a. durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, tanques soviéticos invadem BUDAPESTE, capital da HUNGRIA, em 28 de dezembro de 1944.
  64 a. Em 28 de dezembro de 1954, foi promulgada a Lei nº 2.939, que elevou para sete o número de juízes no Tribunal, sendo quatro civis e três militares. A mesma norma legal introduziu alterações na estrutura do órgão, que passou a funcionar no regime de câmaras, em número de duas, cada uma com três juízes; a presidência da Primeira Câmara Criminal coube ao Vice-Presidente do Tribunal e a Segunda ao juiz mais antigo.
  55 a. das anotações realizadas em 28 de dezembro de 1963 (sábado). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 12º - 5 anos e 206 dias na FORÇA PÚBLICA – 113º dia como ASPIRANTE – 100º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Completei 27 anos e agora entrarei num novo ano, com pensamentos de sempre progredir na carreira que abracei.
O TENENTE PASIN pediu-me para rendê-lo às 8:30 horas no serviço de Oficial de Dia e, tendo em vista isso, deixo meu lar às 7:40 horas, chegando cedo no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tal como já aconteceu na semana passada, a ESCOLA DE OFICIAIS manda um aluno do 3º CFO estagiar no BATALHÃO DE GUARDAS aos sábados. Hoje vem o FREDERICO PASCHOAL FRONTERROTA, ex-colega do 1º CP, que deveria já ser aspirante caso não tivesse repetido no primeiro ano. O FREDERICO é um dos melhores alunos do conturbado 3º CFO desse ano. Outros alunos oficiais estão estagiando em outras Unidades. O AMAURI no Regimento 9 de Julho; o JÚLIO BUONO no Corpo de Bombeiros; o LUÍS FÁBIO no 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR” e o HARDT no 15º BP.
Meu décimo-primeiro serviço como Oficial de Dia no BG transcorre muito bom. O 1º SARGENTO UMBELINO é o Adjunto e o Comandante da Prontidão ao mesmo tempo; o 3º SARGENTO PRUDENTE é o Comandante da Guarda, tendo como auxiliar o CABO CASTORINO. O telefonista é o CABO TAVARES.
Tudo transcorre bem, sendo que o FREDERICO colabora para isso. Apenas alguns casos servem para dinamizar o serviço: o SARGENTO IZIDORO está com um filho no Hospital ADOLFO LUTZ, atacado de miningite. O Doutor SÉRGIO, preso no BG, sofreu ontem um choque anafilático e quase morreu. Queima a instalação do chuveiro da 1ª Companhia e chamamos os bombeiros para cortar o fio, pois há o perigo de incêndio no quartel.
Entram de Prontidão às 12:30 horas 60 soldados da 3ª Companhia, ou seja, dois pelotões comandados pelos SARGENTOS RODRIGUES e CABO VALMIR. Às 18:50 horas mando 19 soldados e o SARGENTO RODRIGUES para a chamada “BOCA DO LIXO”.
Quando são 22 horas saio com o FREDERICO em seu automóvel GORDINI, comprado recentemente (tem pouco mais de 3 mil quilômetros andado). Vamos para a “BOCA DO LIXO” ver o serviço de nossos comandados. Vimos também muita corrupção, muita imoralidade no chamado “quadrilátero do pecado”. Retornamos ao quartel quase às 24 horas. 
  54 a. do registro do que aconteceu em 28 de dezembro de 1964 (segunda-feira). ANO 15º- MÊS 6º - DIA 172º - 6 anos e 207 dias na FORÇA PÚBLICA - 219 dias como 2º TENENTE - 466 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Ainda em casa de meus pais, levanto-me quando são 8 horas. Um gostoso sol dá uma idéia bonita e graciosa da segunda-feira, coisa muito difícil, pois não gosto, geralmente, das segundas-feiras. Esse sol matinal é apreciado por mim de maneira diferente, chegando a parecer que me encontro eufórico no começo do dia. Até às 10:15 horas passo escrevendo à máquina, ouvindo programas musicais no rádio. Meu pai trabalha no quintal e minha mãe arruma a casa.
Em vão espero a chegada do SOLDADO FLORISBELO FURTADO DA ROSA. Almoço e vou até à delegacia. Ali é que encontro o FLORISBELO que, devido a um mal entendido esperou-me na estação para irmos a SÃO PAULO.
São 14:39 horas quando deixamos POÁ. Nossa intenção é resolver a situação do soldado no Quartel General, pois, segundo os prognósticos, não será chamado para fazer a Escola de Cabos devido ter ultrapassado o limite de idade.
Por estar com o terceiro uniforme, não poderia ir diretamente ao QG. Troco de farda em meu lar e, este fato faz perdermos quase duas horas.
São 18 horas quando chegamos no Quartel General, na Inspetoria Geral de Formação. Ali procuro o conversar com diversos oficiais sobre o caso do SOLDADO FLORISBELO, mas é opinião do TENENTE GALDINO que nada se pode fazer visto o que está escrito no Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e o que o SARGENTO JAIRO, da 1ª Companhia Independente escreveu na Ficha Modelo 180 do FLORISBELO. Ali o sargento especificou que a praça está com 40 anos e, mesmo que a IGF deixe o soldado ir para o CFA, o Comandante do Centro, vendo o Modelo 180, devolverá o candidato.
Passo com o FLORISBELO pelo BATALHÃO DE GUARDAS. Ali procuro saber se o Boletim Geral que deu a aprovação da praça à Escola de Cabos faculta recorrer através de um requerimento.
Retorno a POÁ com o FLORISBELO. Como o trem fosse partir somente às 21 horas, jantamos no próprio restaurante da estação.
Em POÁ, novamente, vou permanecer na rua até tarde, conversando com o SARGENTO RIZZO e as praças do Destacamento. Ao mesmo tempo vemos a movimentação dos vagabundos da PATRULHA AUXILIAR BRASILEIRA, que àquelas horas, fardados, tentam conquistar as prostitutas nas ruas ou bebiam nos bares da cidade. É uma vergonha para os poaenses decentes a existência dessa coisa que combato duramente. Vou deitar tarde na casa de meus pais.     
  53 a. relato os acontecimentos que me atingiram em 28 de dezembro de 1965 (terça-feira). ANO 16º- MÊS 6º - DIA 171 - 7 anos e 207 dias na FORÇA PÚBLICA - 584 dias como 2º TENENTE - 831 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O ano está terminando. Na tesouraria tenho de providenciar o acerto de contas final de 1965. Não sei se em começos de 1966 serei transferido e, portanto, quero deixar tudo em ordem no meu setor de atividades.
A grande novidade desta terça-feira é a apresentação dos vinte e três Aspirantes a Oficial que farão em nossa Unidade um estágio de um mês com início previsto para 3 de janeiro e término para 2 de fevereiro.
Dos Aspirantes apenas conheço: LAURO GOMES E EURICO (ambos meus colegas da turma de escreventes de abril de 1958); BOICENCO e MONTEMOR (contemporâneos da Escola de Oficiais); ADAUTO FONSECA e LORENCINI (ex-sargentos do CFA).
A chegada dos mesmos acarreta uma série de problemas: alojamento, cama, colchão, travesseiro e roupas de cama, visto ser a turma um tanto numerosa. A FIF tem de resolver tais situações.
Ao meio-dia o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA reúne os oficiais e explica que os novos aspirantes foram preparados em apenas um ano e meio, através de uma Escola de Oficiais que funcionou em sistema precário. Necessitam agora de nossa ajuda e a precisamos dá-la. Se não forem doutrinados neste estágio, poderão vir a ser oficiais frustrados no futuro.
COMANDANTE ANSELMO também nos fala sobre o mesmo problema e, encarando com realidade a coisa, vemos que é um fato concreto esse de que os aspirantes de 1965 precisam de ajuda.
Findo o expediente vou ao Serviço de Fundos buscar as consignações, num total de 937.105 cruzeiros.
Em seguida, pego o carro do comando para ir ao Banco do Estado descontar o cheque. O TENENTE SALLES JÚNIOR aproveita o veículo para, em seguida, ir até a MOÓCA.
O motorista, SOLDADO ROBERTO MAIO, leva-me até em casa. Mais tarde, depois da janta, assisto programas de televisão: Novelas EM BUSCA DA FELICIDADE - A GRANDE VIAGEM - O ÉBRIO.
Programa do canal 7 - O COMBATE.
Hoje a televisão não está boa, apresentando uma imagem esbranquiçada. Mesmo assim vamos deitar tarde.
  53 a. presidente do VIETNÃ DO NORTE, HO CHI MINH, rejeita negociações de paz oferecidas pelos ESTADOS UNIDOS, em 28 de dezembro de 1965.
  52 a, das anotações feitas em 28 de dezembro de 1966 (quarta-feira). ANO 17º - MÊS 6º - DIA 172º - 8 anos e 207 dias na FORÇA PÚBLICA – 14º dia como 1º TENENTE – 267 dias na 2ª Companhia Independente.
Rumo cedo para GUARULHOS uma vez que o expediente das quartas-feiras é na parte da manhã.
Faço a viagem através VILA GALVÃO, tendo tomado o ônibus PARQUE SANTO ANTÔNIO e, portanto, descido depois na PRAÇA ANA ANTONELLI.
O CAPITÃO JAIR e o TENENTE SÉRGIO vão jogar futebol de salão no Destacamento de Bombeiros. Não posso ir com eles. Tenho que continuar com o Inquérito Policial Militar sobre o caso de bebidas alcóolicas e maconha na Cadeia Pública de GUARULHOS. Hoje vou ouvir o SOLDADO JADIR DAMASO, um dos acusados pelo detento MACEDO, de passar maconha na Cadeia Pública. Essa praça é aquela do caso da noite de 26 último e foi enquadrado pelo TENENTE SÉRGIO, SubCmt, que lhe aplicou dez dias de prisão, sem fazer serviço. O termo de inquirição nada trouxe de novidades. Também o próprio soldado não iria se condenar.
Comecei esse IPM no dia 22 do corrente e parece que ainda tenho muito que fazer para apurar os fatos.
Vou até o Destacamento. Quero conversar com o TENENTE NELSON NUNES FERNANDES, mas não o encontro. Preciso acertar com esse oficial a maneira como descobrir as podridões da Cadeia Pública.
Dou mais uma aula para o CABO MOISÉS e agora esse rapaz tem pouco tempo para estudar. O dia 5 está aí e ele receberá mais quatro aulas apenas.
CAPITÃO JAIR entrará de férias no dia 8 de janeiro. Nesta data assumirei o sub-comando da Companhia.
Ainda não deu minha classificação, após a promoção a 1º TENENTE. Por causa disso, não estou sossegado. Espero ser classificado na 2ª CI, mas somente ficarei tranquilo ao ler a classificação no Boletim Geral.
Termina o expediente. Deixo a Companhia às 13 horas e embarco no ônibus CIDADE, pois pretendo ir até POÁ.
Meus pais esperavam-me ontem. Acontece que a chuva impediu-me de realizar a viagem. Meus pais iriam comemorar a passagem de meus TRINTA ANOS.
Em ROOSEVELT, encontro-me com diversos graduados do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”, inclusive o 1º SARGENTO ABDORAL. O trem para MOGI DAS CRUZES, pelo tronco, deveria ter partido às 13:35 horas. Acontece que está atrasado e para sorte nossa, sai somente às 14 horas.
Faço uma viagem boa, livre de quaisquer preocupações. Sinto-me tranquilo, feliz comigo mesmo.
Em POÁ, passo pela delegacia. Ali converso com diversas praças e com o doutor BERNARDO GUEDES, delegado, e escrivão MAIA. Leio os últimos diários oficiais e soube que dois primeiros tenentes do QOAA passaram para a reserva:
1º TENENTE MORENO, do ‘º BP “TOBIAS DE AGUIAR”, no posto de MAJOR e,
1º TENENTE MÁRIO DE JESUS CORDEIRO, do CFA, no posto de capitão. Desde que cheguei ao CFA, como sargento escrevente, conheci o TENENTE QOAA CORDEIRO, que desde 1958 era secretário do CENTRO. Com ele aprendi muita coisa e depois fui aproveitar como secretário do BATALHÃO DE GUARDAS.
Chego em casa de meus pais quase às 16 horas. Ali estão duas pessoas conhecidas: dona MONTESERRAT e dona NEVES que, atualmente, residem em GUARULHOS, numa travessa da Rua MÁXIMO DE CARVALHO.
Meus pais sabiam que ontem não pude vir a POÁ, por causa da chuva e esperavam-me hoje.
Passo toda a tarde com eles. Somente às 18 horas é que os deixo. Preciso ir à casa do 1º SARGENTO JOSÚE VASCONCELOS pois quando cheguei em POÁ fui procurado pelo senhor ALFREDO FELIPPE que me disse que o sargento está lhe devendo dinheiro. Consigo localizar a residência do SARGENTO JOSUÉ e mantenho contato com ele. Ainda converso com o 3º SARGENTO WÁLTER PRADO, 3º SARGENTO JOSÉ CARLOS e 3º SARGENTO OSVALDO e, também, com meu primo LAÉRCIO.
Às 19:39 horas, estou viajando de retorno a SÃO PAULO. Chego em minha residência quase às 21 horas. Embora minha mulher demonstre todo o afeto possível para mim, fico contrariado com a presença indesejável desse garoto, seu parente, que ainda continua em casa.
MARIA mandou-o, ontem, para POÁ. Acontece que nenhum parente quer a sua presença. Tem ele quatorze anos e está jogado pelo mundo, pelos erros cometidos pelo seu pai, um vagabundo beberrão que nada quer saber da vida. Deito cedo, encerrando este 28 de dezembro.    
  51 a. dos acontecimentos em 28 de dezembro de 1967 (quinta-feira). ANO 18º - MÊS 6º - DIA 172º - 9 anos e 206 dias na FORÇA PÚBLICA – 379 dias como 1º TENENTE – 133 dias no 12º BP.
Este é um dia amorfo. Não saio de casa durante a manhã e nem à tarde. Prefiro ficar com minha família, muito embora MARIA estivesse nervosa.
Chuvisca durante o dia inteiro. É o momento para reflexões sobre o que foi este ano de 1967 para mim. Estamos nas datas finais de mais um ano e procuro “ver” o que 1967 me deu.
Depois das 13 horas, visita-me o SOLDADO ANTONIO PEREIRA DA SILVA, que saiu de serviço da Cadeia Pública. Não sei onde ele arrumou a informação de que a 2ª Companhia Independente vai ser comandada pelo CAPITÃO JAYR BENEDITO CONTE. Se isso procede, deve sair de GUARULHOS o CAPITÃO JAIR OLIVEIRA MORAIS. Essa praça traz as notícias de como a tropa encara a situação criada pelo TENENTE SÉRGIO e CAPITÃO JAIR e a possibilidade de instauração de IPM em GUARULHOS.
O resto da tarde passo no meu quarto particular, escrevendo e lendo. Também vem em casa o SOLDADO OSVALDO. Conta que já foi publicada em Boletim Geral a designação do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA para ser encarregado de um IPM na cidade de GUARULHOS. Isso repercutiu como uma bomba na 2ª Companhia Independente.
O CAPITÃO JAIR não mais irá entrar em gozo de férias e terá de se ver às voltas com o famigerado MAJOR PERON, o “terror” do BATALHÃO DE GUARDAS. O TENENTE SÉRGIO PEREIRA continua de férias e tentando “quebrar o galho” para ficar na 2ª Companhia Independente.
Nesta noite, após a partida do SOLDADO OSVALDO, assisto televisão com  o fabuloso SHOW SEM LIMITES DE JOTA SILVESTRE.
Não saio, pois lá fora continua chuviscando e o frio colabora para que a noite seja desagradável. 
  50 a. das anotações em 28 de dezembro de 1968 (sábado). ANO 19º - MÊS 6º- DIA 172º- 10 anos e 2017 dias na FORÇA PÚBLICA – 745 dias como 1º TENENTE – 359 dias no BTA – 66 dias na CCS – SJD.
O SOLDADO NELSON COSTA chega em casa às 7 horas, com a viatura da 2ª Companhia. Sabe ele de minha intenção de ir visitar meus pais em POÁ e se prontifica, gentilmente, conduzir o jeep até aquela cidade.
Não era minha intenção realizar essa viagem, de jeep, mas, dada a insistência do motorista, às 8 horas deixamos meu lar.
A temperatura está agradabilíssima. É a primeira vez que vou a POÁ usando o jeep. Em quarenta minutos, estamos chegando à cidade onde nasci.
Meus pais esperavam minha chegada no domingo e, espantaram-se um pouco quando viram o jeep na porta  da casa.
O motorista está vibrando com o passeio e, aproveitando a condução, vou com meus pais até VILA ROMANO.
Ali, tenho um lote de terra e, estranhamos o fato de estar todo plantado. É que a vizinha do lado esquerdo achou de limpar o terreno e plantá-lo. Meus pais tratarão de vendê-lo.
Almoçamos com meus pais. Mais tarde, vamos ao centro de POÁ, lá na PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS. Encontramos o 3º SARGENTO OSVALDO, SOLDADO ALCIDES, SOLDADO VIANA e outros. Conversamos a respeito de coisas poaenses até às 16 horas.
O SOLDADO PRADO FILHO encontra-se comigo na casa de meus pais. O rapaz não se encontra bem no 2º DP e quer ser transferido para o STM.
Passeamos por POÁ e, às 20 horas, despeço-me de meu pais.
Regressamos a GUARULHOS. O SOLDADO NELSON ainda levará o jeep até a 2ª Companhia, por causa da ronda noturna. Sinto-me cansado com a viagem. Assisto A HORA DA BUZINA e deito.
  50 a. nasce LEONARDO PINHO VIEIRA no RIO DE JANEIRO, em 28 de dezembro de 1968. O início na TV foi como JOSÉ INOCÊNCIO, na primeira fase da novela “RENASCER” (1993), da GLOBO. Também pela emissora interpretou “LEANDRO”, personagem de “SENHORA DO DESTINO” (2004). Em 2007, interpretou MARCELO, de “CAMINHOS DO CORAÇÃO”, novela da RECORD.
  46 a. homens do Exército estouraram a gráfica clandestina do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em São Paulo, onde trabalhava o casal MARIA AMÉLIA e CÉSAR AUGUSTO TELES, em 28 de dezembro de 1972. Na manhã seguinte, foram buscar seus dois filhos, JANAÍNA e ÉDSON. Com eles, estava a irmã de AMÉLIA, CRIMÉIA SCHMIDT DE ALMEIDA, grávida de sete meses. Consta que AMÉLIA, então com 28 anos, foi agredida ainda no pátio do DOI-CODI, na Rua TUTÓIA. O comandante, CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA, de codinome MAJOR TIBIRIÇÁ, teria lhe dado um tapa no rosto, que a jogou no chão. O caderno ALIÁS (de O ESTADO DE SÃO PAULO), edição de 2 de novembro de 2008, publica na última página “LAÇOS DE FAMÍLIA”, onde descreve esse episódio. Diz que o desejo de justiça mantém unidos AMÉLIA e CÉSAR, seus filhos JANAÍNA e ÉDSON, e a irmã CRIMÉIA.  
  39 a. das seguintes anotações feitas em 28 de dezembro de 1979: na manhã desta sexta-feira vou buscar o TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS e fico sabendo que ele se encontra no Hospital da CRUZ AZUL. Sua senhora sofrerá uma operação agora cedo. Houve complicações na gravidez e o feto morreu no útero. O CPChq recebe 8 aspirantes a oficial nesta manhã (3 irão para o 2º BPChq, outros 3 para o 3º BPChq e 2 para o 1º BPChq). Sirvo de cicerone dos aspirantes e mostro a eles o CPChq e os nossos batalhões. Por volta das 12 horas vamos participar de um almoço de confraternização no 1º BPChq. Depois vou buscar a LUCINDA e a GISLEIDE. Levo-as à casa de dona ESMERALDA e depois à residência de dona MARIA na VILA CARRÃO. CORONEL PM RIGONATTO vai ao Tribunal de Justiça Militar às 15 horas. No final do expediente o Comandante fala aos integrantes do CPChq. Os oficiais homenageiam o CORONEL PM RIGONATTO. A bancada do MDB está reunida para decidir sobre o aumento de 1% na alíquota do ICM e, conseqüentemente, garantir o aumento dos vencimentos do funcionalismo. A CHINA atinge um bilhão de habitantes. O PANAMÁ admite trocar reféns pelo ex-XÁ REZA PAHLEVI. EUA e IRÃ condenam o envolvimento da URSS no AFEGANISTÃO.
  37 a. falece o ex–combatente de 32, TÉRCIO DE BARROS PIMENTEL. Nasceu em JAHÚ, em 9 de agosto de 1914. Pertenceu ao BATALHÃO RAPOSO TAVARES. Falece em 28 de dezembro de 1981. Seu filho, ROBERTO DE BARROS PIMENTEL, é advogado e escritor sobre armas e munições, com alguns livros de trabalhos editados.
  37 a. presidente RONALD REAGAN anuncia sanções econômicas contra a UNIÃO SOVIÉTICA, após a imposição da lei marcial na POLÔNIA, em 28 de dezembro de 1981.
  36 a. nasce a atriz WANESSA CAMARGO em 28 de dezembro de 1982.
  33 a. falece o ex–desembargador e ex–secretário da Segurança Pública, OTÁVIO GONZAGA JÚNIOR, em 28 de dezembro de 1985.
  32 a. falece o cineasta TARKOVSKY e Sr. SIMÃO, em 28 de dezembro de 1986.
  31 a. das seguintes anotações em 28 de dezembro de 1987: nesta segunda-feira apresento-me ao CORONEL PM JÓBIO MIRANDA, Comandante do Policiamento de Choque, reassumindo oficialmente o Comando do 2º Batalhão de Choque. Converso com o TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Chefe do EM-CPChq e com o TENENTE-CORONEL PM AURÉLIO, ainda comandante do 1º BPChq (passará o comando ao TENENTE-CORONEL PM HERMES BITTENCOURT CRUZ em 5 de janeiro de 1988).
No 2º BPChq, procedo algumas modificações: o MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES reassume o Subcomando; o CAPITÃO PM REZENDE deixa o Subcomando interino e assume o comando da 3ª Companhia; o 1º TENENTE PM SANCHEZ assume a Chefia Interina do P3 (Seção Operacional); na 1ª Companhia o Comandante é o CAPITÃO PM JAIR PACCA DE LIMA; o Comandante da 2 Companhia é o CAPITÃO PM NÉDSON (está solicitando férias a partir de 1º de janeiro).
Visito o MAJOR PM ANTÃO FERNANDES, Comandante do Corpo Musical. Passo por algumas dependências do batalhão. Não há grandes problemas nessa reassunção de comando porque nunca me afastei da Unidade durante o tempo que fiz o Curso Superior de Polícia, principalmente porque o espaço geográfico entre o CAES e o 2º BPChq é o menor possível (são unidades vizinhas).
O MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES pede dispensa do serviço dos dias 29 e 30 de dezembro. Visito o TENENTE-CORONEL PM AURÉLIO, Cmt do 1º BPChq. O MAJOR PM JOSÉ ROBERTO CAPELLI foi transferido do CPA/I-1 (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS) para a DIRETORIA DE PESSOAL. Pede-me para alojá-lo no meu quartel. Cedo-lhe as minhas dependências. Ele se encontrava no CPA/M-1, em junho de 1984, quando fui transferido do CPChq para o CPA/M-1. Naquela data ele estava sendo apresentado ao CPA/I-1.
Hoje foi indeferido o pedido de revogação da preventiva apresentada pelos advogados do Delegado JOSECY CUOCO. Conhecemos o novo piso salarial: 4.500,00 cruzados. A INFLAÇÃO de 1987 é da ordem de 365,9%.  
  31 a. presidente JOSÉ SARNEY eleva o piso salarial em 25%, contra os 33º  indicados pelo Ministério do Trabalho, em 28 de dezembro de 1987.
  29 a. ALEXANDRE DUBCEK, ex-líder comunista da CHECOSLOVÁQUIA, é nomeado líder do parlamento em 28 de dezembro de 1989
  26 a. do assassinato da atriz DANIELLA PEREZ, a YASMIN da novela DE CORPO E ALMA, pelo ator GUILHERME DE PÁDUA e sua mulher PAULA TOMÁS. No dia 28 de dezembro de 1992, no RIO, a atriz DANIELLA PEREZ, no auge da carreira, foi morta com 18 tesouradas. A vítima e GUILHERME contracenavam na novela “DE CORPO E ALMA”, da mãe de DANIELLA, GLÓRIA PEREZ. GUILHERME foi condenado a 19 anos em 1997 e ficou preso por quase sete. PAULA também já foi solta. Eles foram beneficiados pelo bom comportamento. GLÓRIA levou ao CONGRESSO um milhão de assinaturas e conseguiu que os deputados transformassem homicídio qualificado em crime hediondo, pela lei 8 930, no ano de 1994 – mas, como o crime foi em 1992, GUILHERME não teve pena mais dura.
  26 a. falece o jornalista, escritor e acadêmico OTTO LARA REZENDE, em 28 de dezembro de 1992.
  26 a. falece o escritor e diplomata venezuelano VICENTE GERBASI, no dia 28 de dezembro de 1992.
  26 a. parlamento iugoslavo vota a remoção do primeiro-ministro MILAN PANIC, em 28 de dezembro de 1992.
  25 a. VATICANO reconhece oficialmente a existência do ESTAD0 DE ISRAEL, em 28 de dezembro de 1993.     
  21 a. transf. reserva: Cel. HERMES BITTENCOURT CRUZ, Cel. LUIZ ALBERTO PEZATO, Cel. WILTON BRANDÃO PARREIRA FILHO, Cel. VALDIR EUCLIDES BUFO e Tenente-Coronel DOMINGOS JOSÉ FERNANDES, em 28 de dezembro de 1997. Outras anotações nesta data: uma manhã muito quente. LUCINDA cuida de sua mãe, em seu terceiro dia em casa. Não me acompanha na viagem que faço até POÁ. Não me sinto bem com o calor. Minha pressão deve estar alta. Almoço com minha mãe e meu irmão CARLOS. Ela faz questão de comemorar o meu aniversário hoje. O ADALVO passa pela casa de minha mãe e vai buscar a MARIZETE e o FELIPE que estão no CLUBE CONCÓRDIA. Depois irão à casa da mãe do ADALVO. Passa por aqui o MARIO. Sempre está com a sua inseparável motocicleta, deixando sua avó nervosa. Com o calor minha mãe fica ainda mais irritada. Quando são 17 horas deixo POÁ. Em casa, na noite abafada, na biblioteca, faço uma leitura dos principais fatos do meu 13º tomo – 10 de julho de 1962 a 9 de julho de 1963. No dia 12 de outubro de 1962, num acidente de viatura, na Rodovia MARECHAL RONDON, perdia a vida o 1º TENENTE ARY APS. Em 4 de novembro de 1962 suicidava-se o jovem 2º TENENTE JURACY MAGALHÃES DA SILVA FERNANDES, aspirante a oficial de 24 de agosto de 1957. A festa dos 500 dias dos alunos-oficiais foi realizada na casa do ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA; a dos 400 dias na residência do CAPITÃO MENDES, pai do então aluno oficial ANTÔNIO CARLOS MENDES. Como aluno oficial do 2º CFO, além das atribulações com as aulas da Escola de Oficiais, eu dava aula para soldados no Grupo Escolar MAJOR MARCELINO. Além de tudo isso, meus filhos, MARIZETE, MARIZE e MÁRIO eram pequenos. Em 11 de dezembro de 1962 deixava o Comando Geral da FORÇA PÚBLICA o CORONEL EB OLDEMAR FERREIRA GARCIA. Era nomeado para o seu lugar o CORONEL DIVO BARSOTTI. No dia 14 de dezembro de 1962 eu recebia a COMENDA “BENITO JUAREZ”, da UNIÃO CULTURAL BRASIL-MÉXICO. Em 15 de dezembro de 1962, numa solenidade presidida pelo Secretário da Segurança Pública, VIRGÍLIO LOPES DA SILVA, terminava eu o 2º CFO, em terceiro lugar da turma, passando para o 3º CFO. Na data de 16 de dezembro de 1962 meu pai completava 64 anos de idade. A FORÇA PÚBLICA desfilava no VALE DO ANHANGABAÚ comemorando os seus 131 anos de fundação. No Natal de 1962 encontrava-me em POÁ. Meus pais sentiam a falta de meu irmão CARLOS, trabalhando numa Agência do Banco do Brasil em LIMOEIRO-PERNAMBUCO, desde 11 de setembro de 1962. Em 27 de dezembro de 1962 completava vinte e seis anos de idade. No dia 31 de dezembro de 1962 a 38º SÃO SILVESTRE tinha como vencedor o francês ARMOUD AMEUR. Em 6 de janeiro de 1963 era realizado no BRASIL o Plebiscito que disse NÃO ao Parlamentarismo e fez JANGO GOULART ser o Presidente da República pleno da nação. No 31 de janeiro de 1963 ADHEMAR DE BARROS assumia o Governo de SÃO PAULO substituindo CARVALHO PINTO. O novo Comandante Geral era o GENERAL EB JOÃO FRANCO PONTES e o Secretário da Segurança Pública o GENERAL-DE-DIVISÃO ALDÉVIO BARBOSA DE LEMOS. O CORONEL DIVO BARSOTTI assumia o Comando do CFA. No dia 21 de março de 1963 o Governador ADHEMAR DE BARROS assinava o Decreto-Lei comprimindo o 3º CFO em cem dias, marcando a data de nossa Declaração a Aspirante a Oficial para 7 de setembro de 1963. No dia 3 de junho de 1963 faleceu o PAPA JOÃO XXIII. Os alunos oficiais do 3º CFO tiveram aulas de natação na Associação Cristã de Moços (ACM) e um bom aproveitamento depois de quase um mês de aulas. Em 8 de julho de 1963, na Faculdade de Direito, fazia eu a GUARDA DE HONRA dos despojos do TENENTE RUYTEMBERG ROCHA, veterano da Revolução Constitucionalista de 1932. No dia seguinte, 9 de julho de 1963, nós desfilávamos no IBIRAPUERA em comemoração ao Movimento Constitucionalista de 1932. Revivendo essa época de minha mocidade, completamente esquecida depois de 34 anos passados, percebo o quanto foi ela útil para a minha vida profissional. A POLÍCIA MILITAR deu-me o estofo moral, os princípios sadios que cultivo até hoje.      
 21 a. governo de HONG KONG mata e incinera 1,3 milhão de galinhas, na tentativa de eliminar o vírus da gripe, que havia matado quatro pessoas e causado temor de uma epidemia, em 28 de dezembro de 1997.
 20 a. da outorga da Medalha MMDC ao estandarte do CSM/M Tel por ocasião do 66o. aniversário - 28 de dezembro de 1998. Outras anotações nesta segunda-feira: acompanho, às 6:30 horas, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR quando vai levar, de carro, sua noiva FÁTIMA até o trabalho. É que tenho de ir à solenidade do 66º aniversário do CSM/MTel, onde o estandarte dessa Unidade será condecorado com a Medalha MMDC. Passo pelo Centro Odontológico onde faço uma hora até o momento de ir-me encontrar com o CORONEL CANAVÓ no 1º BPChq. Na Rua JORGE MIRANDA cruzo com o nosso velho conhecido MAJOR PM Ref IRENO e o SARGENTO PM BARBOSA, que trabalhou comigo no BATALHÃO DE GUARDAS.
No 1º BPChq, o CORONEL CANAVÓ já está à minha espera. Conversamos com o TENENTE-CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA PEREIRA, Comandante da Unidade e CAPITÃO PM MARDIROS, no Sub-Comando Interino. Às 10 horas, estamos no CSM/MTel. Ali encontramos o CORONEL PM FERNANDO BALESTRERO FLÓRIO, CORONEL PM RUFINO (Diretor de Sistemas), CORONEL PM VASCONCELLOS (Comandante da APMBB), TENENTE-CORONEL PM JOÃO BAPTISTA (Chefe do CSM/MTel), CORONEL Aviador FRANCISCO VITAL FILHO, TENENTE-CORONEL PM ÉDSON NUNES, MAJOR PM JOSÉ CARLOS (SubChefe do CSM/MTel), Senhor AFIF CHACUR, SUBTENENTE PM PARRA (que conheci no antigo COPOM), e muitos outros oficiais e praças dessa Unidade. A solenidade é presidida pelo CORONEL CANAVO. São entregues as láureas de mérito militar. O TENENTE-CORONEL PM Capelão JOÃO BENEDITO VILANO abençoa os presentes. A solenidade termina com o tradicional desfile. Uma bandeira nacional de dez panos tremula numa escada magirus dos Bombeiros. É realizada uma confraternização dos presentes. O CORONEL CANAVÓ deixa-me no centro de SÃO PAULO, passando pela AORPM e MMDS. CRISTIANO tem problemas com a OPERAÇÃO CRUZEIRO. ALZENIR e ELÁDIO trazem notícias do PLANO SÃO GERALDO. Mais tarde, JANUS apresenta um tenente que irá substitui-lo na OPERAÇÃO OSÓRIO. Ele passará a ser o supervisor.
Faleceu o preparador físico ADMILDO CHIROL. Não resistiu a um infarto durante a madrugada e morreu no Hospital RIO BARRA na zona oeste do RIO. Aos 64 anos, CHIROL havia sido contratado pela PORTUGUESA para ser auxiliar do novo técnico da LUSA, ZAGALLO. Em seus 46 anos de carreira, CHIROL ficou notabilizado na COPA DO MUNDO de 1970. Também esteve nos Mundiais de 1974 – ALEMANHA e 1978 – ARGENTINA. Voltou em 1993, quando a dupla PARREIRA – ZAGALLO reassumiu o comando da Seleção. CHIROL também treinou AMÉRICA, FLUMINENSE e o VASCO. Teve bem sucedidas passagens pela ARÁBIA SAUDITA, KUWAIT e EMIRADOS ÁRABES. Este ano, esteve na COPA DA FRANÇA trabalhando com a Seleção da ARÁBIA SAUDITA, ao lado do técnico PARREIRA.
Em casa, JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA trabalha até tarde na pintura do futuro quarto da LUCINDA e na sala.   
 19 a. do plano de Operações apresentado pelo CAPITÃO ROCCO - 214Y2518, arquivado no PROJETO OSÓRIO, no dia 28 de dezembro de 1999.   
 19 a. Falece o Ten. Cel. Ref. ABEL BAPTISTA PEIXOTO, na época Presidente do CONSELHO FISCAL da AORPM, no dia 28 de dezembro de 1999.  Nasceu em 24 de setembro de 1924. Outras anotações nesta terça-feira: prossegue a reforma de nossa casa. O JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA destrói a casinha da cadela TICA, que fica desesperada. LUCINDA prossegue nessa revolução. Hoje ela quer trocar o vitrô da cozinha. Também começa o JCS e um auxiliar a descascar a parede do quintal.
Telefona-me logo cedo o CORONEL PM Ref NELSON TRANCHESI. Cumprimenta-me pelo aniversário, transcorrido ontem.
No MMDS, recebo comunicados dos integrantes da operação NACIONAL, CRISTIANO e ELÁDIO. ROCCO explica-me detalhes do seu plano que já está sendo posto em prática.
Passo pela AORPM. Vou entregar o meu termo de adesão à Diretoria Jurídica da Associação na ação de REAJUSTE BIMENSAL aos oficiais da PMESP e Delegados de Polícia (LEI COMPLEMENTAR Nº 731/93), que não vem sendo cumprida. Na Associação encontro o CAPITÃO PM Res DEBRINO, velho conhecido dos tempos do COPOM (anos 1970). Conversamos também com o MAJOR PM CHICONELLO e TENENTE PM NASCIMENTO.
Na tarde, o senhor GERALDO FARIA MARCONDES fala-me de seus planos de trazer para o MMDC os familiares de ex-combatentes já falecidos. O Comandante Geral e os prefeitos do Interior deverão nos auxiliar nessa campanha.
Retorno para GUARULHOS às 16 horas. Encontro a cozinha da casa com outro aspecto. Foi retirado o velho vitrô e colocado um bem maior, escolhido pela LUCINDA. Muita poeira e a caçamba alugada está completamente cheia. Um parente de dona EMÍLIA, dirigindo um carro, bate com a traseira do mesmo na caçamba, quebrando o vidro.
Na TV, vejo as cenas apavorantes de um novo desabamento de prédio em OLINDA. Seis mortos e dez feridos é o saldo macabro. Uma vítima está desaparecida.
Militares da reserva criticaram o governo durante homenagem ao ex-comandante da Aeronáutica WALTER BRÄUER, no RIO. Um deles, o BRIGADEIRO ÉRCIO BRAGA, disse que o termo “BASTA” sintetiza o que sentem os militares sobre o Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Os seqüestradores do AIRBUS A300 da INDIAN AIRLINES que está no aeroporto de CANDAHAR, no AFEGANISTÃO, está exigindo 200 milhões de dólares, além da libertação de 35 separatistas islâmicos da CAXEMIRA, presos na INDIA, e a entrega dos restos mortais do extremista SAJJAD AFGHANI, para soltar os 155 reféns da aeronave.

ACONTECEU EM 28 DE DEZEMBRO DE 2000   :  -    QUARTA-FEIRA
SOLENIDADE DO 68o.ANIVERSÁRIO DO CSM/M Tel. presidida pelo CORONEL VASCONCELLOS. O atual Chefe do CENTRO é o Ten.Cel. FLAMARION RUIZ, que é condecorado com a Medalha PEDRO DE TOLEDO pelo PRESIDENTE GERALDO FARIA MARCONDES, da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Por indicação do Ten.Cel. FLAMARION, outras quatro pessoas que trabalham do CSM/MTel. são agraciadas com a MEDALHA PEDRO DE TOLEDO. Sr. MARCONDES participa da solenidade com dores nas costelas, devido a um tombo no dia de ontem (27). Participaram: CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL PM RESERVA FERNANDO BALESTRERO FLÓRIO, TENENTE-CORONEL PM OTÁCILIO, CAPITÃO PM Ref. HÉLIO CAMILLI, Dep. Est. TANAUI, TENENTE PM Ref. CONCEIÇÃO e muitos outros oficiais e amigos do CSM/MTel.

DOIS dias depois após ter anunciado a troca do nome de PETROBRÁS por PETROBRAX, a empresa voltou atrás, obedecendo a uma ordem direta do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

O JORNALISTA VLADIMIR TUCCÍLIO, de 27 anos, foi assassinado a tiros por um bandido, na Rua MONTE ALEGRE, PERDIZES, Zona Oeste de SÃO PAULO. O ladrão fugiu a pé, sem roubar nada. TUCCÍLIO trabalhava na rádio CULTURA.

O PM JOSÉ JONAILDO GONÇALVES DA SILVA, de 24 anos, e o assaltante JOAQUIM EVALBER GADELHA DE ALMEIDA, de 25, ficaram feridos depois de trocarem tiros durante assalto ao posto de gasolina CENTRO AUTOMOTIVO REAL LESTE, na avenida LUCAS NOGUEIRA GARCEZ, 677, VILA ROMANA, em POÁ.

SUSPENSAS AS DISCUSSÕES DO PLANO DE PAZ NO ORIENTE MÉDIO.  BARAK e ARAFAT deveriam ter discutido hoje esse plano de paz. Mais dois atentados a bomba contra israelenses complicaram ainda mais o já difícil processo de paz entre ISRAEL e os palestinos. Em TEL -AVIV, duas bombas de pequena potência explodiram num ônibus urbano que passava por uma rua do distrito comercial da cidade, ferindo 14 pessoas. Horas depois, dois   soldados israelenses morreram e dois ficaram feridos quando desativavam uma bomba encontrada perto do posto fronteiriço de SUFA, ao leste da FAIXA DE GAZA.



ACONTECEU EM 28 DE DEZEMBRO DE 2001 :  -   SEXTA-FEIRA
A realidade não é fácil de encarar às vezes. Não acredito que estou com 65 anos. No entanto, ontem, em meio à intensa atividade no MMDS e na reunião do Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC completei a nova idade. Estou ficando velho.
Passo pelo BANESPA. Ali encontro o CORONEL PM Res CARLINI, nosso companheiro de longos anos, inclusive na adolescência, pois ele morou em POÁ e foi colega de ginásio do meu irmão CARLOS.
Recebi um telefonema do Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, ainda quando estava em casa. Contei a ele o episódio desagradável relacionado com o Comandante Geral, CORONEL PM RUÍ CÉSAR MELO, ignorado na nossa reunião de ontem. Será que dá para consertar a triste falha?
No MMDS atendo, por telefone, ELÁDIO e RONALDO. Explicam pormenores da OPERAÇÃO SÃO GERALDO. Há alguns policiais civis presos. O plano vai dando certo. Enquanto nós nos despedíamos do ano velho, já que nossa próxima reunião será em 2 de janeiro, no centro velho de SÃO PAULO são soltas trinta mil bola, cheias de gás, muticoloridas, que logo ganham altura e são vistas de longa distância. Esse espetáculo foi produzido pela Associação Comercial.
Estou no MMDC quando, por volta das 15 horas, cai violenta chuva de granizo. O túnel do ANHANGABAÚ fica totalmente interditado. Dois trechos da Avenida 9 DE JULHO ficam intransitáveis. Uma árvore cai na ALAMEDA JAHÚ. Telefona-me o CORONEL PM RONALDO. Os 15 mil reais para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC foram depositados pela Secretaria da Cultura numa conta da NOSSA CAIXA, na Avenida TIRADENTES, conta essa encerrada há anos. Precisa o dinheiro ser estornado e encaminhado para a NOSSA CAIXA da PRAÇA JOÃO MENDES. O VASCO teve dificuldades para receber seus vencimentos de dezembro. Dona CÉLIA deixa isso para janeiro. O Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA não está bem de saúde. Sua voz está rouca quando atende um telefonema meu quando já estou em casa.
Assisto na TV os estragos da chuva de hoje. Caiu água durante quatro horas. O CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN telefona-me nesta noite. Cumprimenta-me pelo aniversário. Durante 40 minutos lembrou de muitos fatos de sua carreira profissional na PMESP.
Assisto na GLOBO um programa muito bom: RETROSPECTIVA 2001. Revejo nesta noite o PLANO 23.   

JUSTIÇA QUEBRA SIGILO DOS CINCO POLICIAIS DA CRACOLÂNDIA:- Os investigadores também tiveram a prisão preventiva decretada. O juiz BENEDITO ROBERTO GARCIA ROZZER decretou hoje a prisão dos indiciados e também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do grupo.

LADRÕES LEVAM JÓIAS DA RECEITA FEDERAL:- O maior roubo do ano no país aconteceu no final da tarde do dia 27 de dezembro, na zona norte da Capital. Cinco homens armados e com coletes iguais aos da Polícia Federal invadiram o depósito da Receita e levaram duzentos milhões de reais em jóias. O prédio, na rua VILA MARIA BAIXA, está localizado bem ao lado do 19º DISTRITO POLICIAL.

CIDADE SE DESPEDE DE 2001 COM MILHARES DE BALÕES :- Mais de trinta mil balões coloriram o céu da Rua BOA VISTA, no CENTRO da cidade, substituindo a tradicional chuva de papel picado na despedida do ano, organizada pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO. A festa dos balões começou há dez anos, por iniciativa dos office-boys da Associação. Na rua XV de Novembro, a BOLSA DE VALORES foi fiel à chuva de papel e à queima de fogos de artifício. No último pregão do ano, a BOLSA DE VALORES fechou em queda de 1,3 %. O dólar comercial teve alta acumulada de 18,67 %.

O ex-PM WILSON ROBERTO MARTINS, o “WILSON LOUCO”, atirou contra dois fiscais de trânsito de CARAGUATATUBA, por ter discutido após os  fiscais multarem o carro de um de seus clientes, num quiosque de CARAGUATATUBA, do qual é proprietário. Os turistas, que estavam no quiosque, recusaram-se a obedecer os fiscais, criando um tumulto. IVO GONÇALVES RELVA, de 41 anos, e MILTON ALVES CORRÊA, de 47 anos, serão sepultados amanhã. 

2 002  :   -  71324 161 20181  - T84 F1181´4.    SÁBADO
Muita tranqüilidade neste sábado. Dá até para desconfiar tamanho sossego. Longe das atividades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, num pequeno recesso, pode-se aguardar dias turbulentos na semana que vem, face a tal interpelação judicial feita pelo IPH, em desespero de causa, por ter perdido uma soma razoável de dinheiro com o contrato do MMDC com a NESTLÉ/NESCAU para o restauro do Monumento–Mausoléu. Além disso, o presidente deu-me a notícia de um escândalo no mercado envolvendo a FAMIL, com o CORONEL ARY CANAVÓ no meio.
O JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA está, neste sábado, fazendo o revestimento da escada construída no quintal de casa. Tão logo a mesma fique pronta, deverei usar o cômodo construído sobre a laje, dando expansão à minha biblioteca.
O PEDRO traz um monitor LG, de dezessete polegadas, instalando-o no computador. Com isso, fica liberado o monitor velho para uso de um computador que o JOÃO irá instalar para o PAULO CÉSAR.

Um dia após atacar aspectos da gestão de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, o futuro ministro da FAZENDA, ANTÔNIO PALOCCI FILHO, anunciou hoje mais um nome da atual administração: JOAQUIM LEVY, economista–chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, será o secretário do TESOURO.
                       
O CAPITÃO DA POLÍCIA MILITAR ROBERTO CORREIA MARQUES foi encontrado morto, nesta manhã, na ESTRADA TANABI, no JARDIM SÃO MARCOS, um dos bairros mais violentos de EMBU, na Grande São Paulo. O corpo do oficial, que trabalhava na 2ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, foi queimado pelos criminosos. O carro do CAPITÃO MARQUES, um RENAULT SCENIC, foi levado pelos assassinos. A polícia prendeu três suspeitos do crime. A principal suspeita da polícia é que o oficial tenha sido vítima de assalto e, ao ser identificado pelos bandidos como PM, foi executado. As investigações apuraram que, antes de incendiar o corpo do capitão os assaltantes deram um tiro no seu pescoço. O corpo foi localizado por volta das 10 horas como indigente, pois estava sem documentos. Levado para o IML local, MARQUES acabou sendo reconhecido por um PM que passava pela sala de necrópsia. A morte brutal do CAPITÃO MARQUES mobilizou toda a polícia de EMBU.
ROBERTO CORREIA MARQUES nasceu em 25 de junho de 1963. Entrou na POLÍCIA MILITAR em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Foi promovido a SEGUNDO–TENENTE  em 25 de  agosto de 1988. Sua promoção a PRIMEIRO–TENENTE data de 24  de maio de 1990. A data da sua promoção a CAPITÃO é de 23 de maio de 2000.

Dois PMs e outros dois homens acusados de formar uma quadrilha especializada em extorquir dinheiro de perueiros clandestinos da zona leste foram presos pela Corregedoria da Polícia Civil. O grupo agia havia pelo menos um ano e também é acusado do assassinato de dois irmãos que trabalhavam em linhas de lotação e teriam se recusado a dar dinheiro ao bando. Os PMs foram identificados como APARECIDO, de 34 anos, e ALESSANDRO, de 27, além de JOSÉ ROBERTO CARDOSO, de 36, e DEMÉTRIUS DA SILVA, de 30 anos.

O psicólogo RODOLFO BIANQUINI, 30 anos, foi encontrado morto com seis facadas em um quarto da residência de CARLOS ALBERTO MOREIRA XAVIER, ex–juiz do Tribunal Regional do Trabalho, 15ª região de Campinas. O acusado de cometer o crime, segundo o delegado ÉMERSON MARINALDO GARDENAL, do 1º DP, é o filho do ex–juiz, o estudante RODOLFO XAVIER, de 26 anos, que foi detido. O assassinato ocorreu na casa de número 357 da rua Dr. HERMAS BRAGA, em NOVA CAMPINAS, bairro nobre.

VALDEMIR FEITOSA DOS SANTOS, o LOBÃO, de 28 anos, morreu no PS VILA DIRCE, CARAPICUIBA. WESLEY PEREIRA DE SOUZA, o LIQUINHA, de 18 anos, e ALEANDRO PEREIRA, 19 anos, foram socorridos no mesmo  hospital e não correm risco de morte. Os três estavam num PASSAT branco e tentavam levar um carro da mesma marca, de cor cinza, na avenida MARGINAL DO RIBEIRÃO, no PARQUE JANDAIA, por volta das 20 horas. Enquanto abriam o veículo, o alarme disparou, o que chamou a atenção dos PMs que estavam nas proximidades. Quando a polícia chegou ao local, os ladrões teriam reagido e iniciado um tiroteio. Os três marginais foram baleados. Os PMs nada sofreram.
 
O VATICANO condenou oficialmente o anúncio da cientista francesa BRIGITTE BOISSELIER, sobre o nascimento do primeiro bebê clonado, uma menina identificada como EVA, qualificando a atitude como de uma “mentalidade brutal, privada de toda a consideração ética e humana”, de acordo com declaração do porta–voz da SANTA SÉ, JOAQUÍN NAVARRO VALLS.

ATINGIDO por um ciclone o arquipélago das ILHAS SALOMÃO, no OCEANO PACÍFICO. Estima-se que duas cidades, onde moram cerca de três mil  pessoas, tenham sido destruídas e não se sabe quantos sobreviveram à catástrofe.
Chegou a 55 o número de mortos e a 153 o de feridos em um ataque suicida ocorrido ontem contra a sede do governo da CHECHÊNIA, sob tutela russa, em GROZNI (capital de república separatista). A maioria das vítimas era de funcionários da administração. Os três terroristas dirigiam um caminhão e um jeep militares cheios de explosivos e chegaram a passar por três postos de controle. Os veículos explodiram a dez metros da entrada do prédio.

A modelo SHIRLEY MALLMANN casou-se com o maquiador ZAIYA LATT, em SANTA CLARA DO SUL, cidade natal dela, no interior do RIO GRANDE DO SUL. ZAIYA é o pai do filho de oito meses de SHIRLEY, AXIL. Os dois resolveram se casar porque a família de SHIRLEY considera a boda importante e a própria modelo manifestava há anos o desejo de oficializar a união.      

2 003  :  -  2184203/144  21318205113 – 611582318115202/   DOMINGO
Não vou a POÁ neste domingo, quebrando a rotina. É que costumo passar o dia primeiro do ano com minha mãe e isso acontecerá na próxima quinta-feira. Aproveito o sossego para organizar minha papelada, agora que vai chegando o final do ano e terei de arquivar 2003, além de começar o arquivo do novo ano. O que está me faltando é espaço para isso.
MARLENE recebe um telefonema de JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, fora de casa a alguns dias, face uma das muitas brigas do casal. Quer ele voltar. Será que mais uma vez teremos o desprazer de ver o retorno do “lobisomem” para começar tudo de novo?
MANECO atormenta seu irmão JOSÉ. Diz-se doente e quer, geralmente na madrugada, que seja conduzido ao hospital. Isso já se tornou uma constante para o irmão da LUCINDA. Para atrapalhar a vida do JOSÉ e da DORA, durante a chuva que caiu ontem, entrou água dentro de casa e danificou móveis da família. O JOSÉ vem se desabafar com sua irmã.

O diretor da TV GLOBO, WOLF MAIA, sua filha menor MANUELA e oito amigos da família viveram hoje uma manhã de pânico, quando quatro homens armados de pistola invadiram sua casa, na Estrada do JOÁ, na zona sul do RIO. Os bandidos passavam pelo local, por volta das 6 horas, com um PEUGEOT roubado, quando viram o portão da casa aberto. A polícia chegou no momento em que os ladrões se preparavam para fugir em três carros, carregados de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Houve troca de tiros, mas os meliantes conseguiram escapar pelos fundos da casa que dá acesso ao Elevado do JOÁ. FELIPE AUGUSTO PACHECO, amigo da família, levou um tiro na coxa esquerda.

FALECEU, aos 78 anos, o professor SAMUEL MURGEL BRANCO, uma das maiores autoridades em questões ambientais e o maior divulgador da proteção ao meio ambiente. Em 1957, foi o primeiro biologista contratado pelo Estado de SÃO PAULO, para a pesquisa no campo da Hidrobiologia Sanitária. A partir daí, tornou-se professor da Faculdade de Higiene e Saúde Pública. O professor MURGEL foi um dos idealizadores da CETESB – Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental e, mais tarde, o seu diretor de Pesquisas (governo MONTORO), época em que o Estado enfrentou gravíssimo problema de poluição em CUBATÃO.  É longa a lista de homenagens e títulos honoríficos que recebeu de diversas entidades nacionais e internacionais. Também é longa a sua produção literária, compreendendo oito livros especializados e 33 para-didáticos.

MORREU SIR ALAN BATES, aos 69 anos, o versátil ator britânico. Respeitado pelos críticos e desejado pelas mulheres, BATES teve papéis memoráveis em filmes como “ZORBA, O GREGO”, “ESTE MUNDO É DOS LOUCOS” e “O HOMEM DE KIEV”. Em “MULHERES APAIXONADAS”, baseado no livro de D.H. LAWRENCE, protagonizou uma antológica cena de luta, em pêlo. Em 2001, interpretou um mordomo no filme “ASSASSINATO EM GOSFORD PARK. Nasceu em ALLESTREE, DERBYSHIRE, em 1934. Obteve seu grande sucesso na TV, numa adaptação da peça LOOK BACK IN ANGER, de JOHN OSBORNE, que TONY RICHARDSON filmou com RICHARD BURTON, em 1959 (e passou no BRASIL como ODEIO ESSA MULHER). BATES faleceu na tarde do dia 27, no sábado.

Mais de mil pessoas foram resgatadas com vida, hoje, dos escombros da cidade sagrada iraniana de BAM. Os sobreviventes só foram encontrados graças aos cães farejadores e aos aparelhos de detecção utilizados pelas equipes de resgate. Vinte e um países estão enviando ajuda ao IRÃ, inclusive os EUA.  O número de mortos pode ter deixado mais de 22 mil.

Um homem-bomba se explodiu ao ser preso hoje em CABUL, capital do AFEGANISTÃO, matando cinco membros das forças de segurança afegãs e mais um motorista, segundo o Ministério da Defesa afegão. A explosão destruiu o carro que os levava para a delegacia, nas proximidades do aeroporto da cidade.

2 004   :   -  TERÇA-FEIRA
Em solenidade na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, o CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES passa o cargo de COMANDANTE GERAL DA PMESP ao CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES. Também hoje estão indo para a reserva os CORONÉIS PM JAIRO PAES DE LIRA e ÉDISON FLORA DA SILVA, por terem completado os cinco anos no posto máximo da Corporação e, pela lei, são obrigados a ir para a inatividade. Amanhã também será publicada a transferência para a reserva do CORONEL PM RUBENS CASADO. No lugar do Cel PM JAIRO no Comando do Policiamento Metropolitano, assume hoje o CORONEL PM REINALDO DE OLIVEIRA ROCCO. No CPC, também assume hoje, no lugar do CORONEL PM RUBENS CASADO, o CORONEL PM JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES. Não irei ao evento porque não recebi convite. Pode ser que o mesmo tenha sido remetido, mas o fechamento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde recebo as correspondências, prejudica.
Ao passar pelo MMDS, conversando com oficiais, fico sabendo das primeiras mudanças no alto escalão da PMESP, mas outras ainda estão por acontecer. Não leio hoje o DIÁRIO OFICIAL, hábito que conservo há anos, porque o MMDC está fechado até o dia 10 de janeiro. A DAMCO é que me transmite as primeiras informações sobre a solenidade na APMBB, através da CAPITÃO Fem PM SUZUKI. VICTÓRIO está sendo sondado para um trabalho no MARANHÃO, em junho ou julho de 2005. Ele conversa comigo sobre esse assunto e sou obrigado a lhe avisar que serei levado a substitui-lo no cargo que ocupa na Entidade que presido. Fica a critério dele a decisão de aceitar o emprego no MARANHÃO. Talvez o dinheiro vá influir.

Regresso mais cedo para casa. Cumprimento o CORONEL PM REINALDO DE OLIVEIRA ROCCO novo Comandante do Policiamento Metropolitano. Nesta noite ainda recebo cumprimentos pelo meu aniversário por parte de dona ESMERALDA e senhor JOSÉ THOMAZ. Este completará 71 anos amanhã. 

FALECEU a esposa do escritor JOÃO DE SCANTIMBURGO, ANNA THERESA DE SCANTIMBURGO, BARONESA SCHUMMER VILAMOWSKA CONDESSA LUBOWIECKA. Aos 75 anos. Renunciou a sua cidadania polonesa ainda no período da ocupação comunista da POLÔNIA e adotou a cidadania brasileira. Teve, com a democratização, restabelecida a cidadania polonesa. Durante anos viveu como filha adotiva, com a princesa ANNA e o príncipe JORGE LUBOMIRSKI, em diversos países: MENTON, CÔTE D´AZUR, FRANÇA e, finalmente, no BRASIL. Filha do arquiteto e urbanista polonês STANISLAW LUBOWIECKA e dona MARIA STANISLAWA-BARONESA SCHUMMER VILAMOWSKA, foi casada em primeiras núpcias com o conde EUSTACHY DZIEDUSZYCKI, com o qual teve dois filhos e, segundas, com o jornalista, escritor e acadêmico, doutor JOÃO DE SCANTIMBURGO.

O tetracampeão ROMÁRIO anunciou que vai abandonar de uma vez por todas a carreira de jogador de futebol. A decisão, revelada pelo jornal O GLOBO, surpreende e gera dúvidas, pois o BAIXINHO negociava seu retorno ao VASCO DA GAMA para a disputa do CAMPEONATO ESTADUAL do RIO. Além do mais, nunca escondeu que desejava encerrar a carreira no modesto AMÉRICA, um sonho de seu pai. Portanto, não será surpresa se ROMÁRIO decidir prolongar um pouco mais a longeva carreira de artilheiro. Em novembro, o jogador se despediu da seleção brasileira em um amistoso contra o MÉXICO, nos EUA. Na ocasião, disse ter dúvidas se jogaria ou não por um clube em 2005. O artilheiro vai completar 39 anos no final de janeiro. Marcou ao longo da carreira 822 gols como jogador profissional, perdendo apenas para PELÉ como maior artilheiro da história. O anúncio da aposentadoria foi feito sem maiores pretensões durante as férias de ROMÁRIO em um luxuoso hotel de FLORIANÓPOLIS. O jogador fez uma exigência aos administradores: não ser incomodado pela imprensa. “Parei. Não dá mais. Não tenho mais vontade”, disse o velho artilheiro. A intenção do craque é fazer uma partida de despedida no segundo semestre, no MARACANÃ, com as camisas do VASCO e do FLAMENGO.

A juíza federal LUCIANA ORTIZ negou liminar para paralisar a reforma na ESTAÇÃO DA LUZ, no CENTRO. Ela entendeu que não há, na argumentação do Ministério Público Federal, provas suficientes de que as obras danificam o prédio. A procuradora ROSANE CAMPIOTTO disse que vai recorrer.

Com a mão direita ensangüentada, o bombeiro DIONIS CORREIA, 24 anos, foi dirigindo ontem até o Posto de Atendimento de Emergência de POÁ, Grande SÃO PAULO. Minutos antes, havia cortado dois dedos em uma porta de vidro de sua casa. Segundo DIONIS, os dedos por pouco não foram decepados. Mesmo assim, ele não conseguiu atendimento no posto da cidade, em greve há sete dias. O bombeiro registrou queixa contra o local por omissão de socorro. A polícia instaurou inquérito para apurar o caso. “Perdi a sensibilidade dos dedos e não consigo movê-los”, contou o bombeiro. Ele afirmou ter chegado ao hospital e sido recebido por um funcionário. “O homem disse que eu só seria atendido no posto se passasse por cima dele. Nem esperou eu tirar o pano da mão para ver o estado dela”. Indignado, DIONIS procurou a Polícia Militar. “Os PMs me colocaram em uma viatura e me levaram ao Hospital Regional de FERRAZ DE VASCONCELOS. Sabia que corria o risco de perder os dedos e fiquei desesperado”. Lá, DIONIS levou vários pontos. “O médico disse que por pouco não tive os dedos amputados. Minha mão já estava com princípio de necrose”. A Prefeitura de POÁ afirmou que aguarda a notificação da ocorrência para apurar o que realmente aconteceu.
              
SUSAN SONTAG, a mais festejada ensaísta norte-americana, morreu hoje, aos 71 anos, de leucemia, no Memorial SLOAN KETTERING CANCER CENTER de NOVA YORK. Resistiu 28 anos à doença, diagnosticada em 1976. O mal venceu, mas, antes, SUSAN deixou uma mensagem para a AMÉRICA: não se deve transferir a responsabilidade da doença aos doentes. Doença é fato, não destino. Ela escreveu 17 livros, traduzidos em 32 línguas. Sua biblioteca com 25 mil volumes pertence à Universidade da CALIFÓRNIA há três anos. Escrevendo sobre assuntos diversos – do teatro de bonecos japonês ao atentado às torres gêmeas – SUSAN foi atacada por todos os lados, ela direita e pela esquerda, mantendo até o fim sua independência ideológica. Tanto é verdade que, sendo uma das primeiras intelectuais americanas a visitar CUBA pós-revolucionária, não hesitou em protestar contra o regime comunista quando FIDEL CASTRO começou a perseguir homossexuais na ilha, confinando-os em campos de trabalho forçado. Livros que ela escreveu: SOB O SIGNO DE SATURNO (1986); CONTRA A INTERPRETAÇÃO (1987); A VONTADE RADICAL (1987); AIDS E SUAS METÁFORAS (1989); ASSIM VIVEMOS AGORA (1995); O AMANTE DO VULCÃO (2001); NA AMÉRICA (2001); A DOENÇA COMO METÁFORA (2002); DIANTE DA DOR DOS OUTROS (2003); SOBRE FOTOGRAFIA (2004) e QUESTÃO DE ÊNFASE (previsão para ser lançado em março de 2005).  

A polícia prendeu hoje SÉRGIO ANTÔNIO GOMES DE HOLANDA, 18 anos, acusado de ter participado do assassinato da estudante URI RAISA CHO OURE, 12 anos, na tarde do NATAL, na ACLIMAÇÃO. Ela foi morta com um tiro na cabeça, na frente do irmão e de uma amiga, por ter se recusado a entregar a bolsa e o celular aos assaltantes. O assassino estava com o colega CARLOS COSTA GOMES JÚNIOR, 26 anos, quando ele atirou na garota. JÚNIOR e ARNOLFO ALTINO DE OLIVEIRA, 20 anos, dono da arma usada no crime, estão foragidos.

O maremoto que no domingo arrasou oito países no sul da ÁSIA e na ÁFRICA, deixou mais de 60 mil mortos segundo estimativas oficiais publicadas hoje. O número subiu drasticamente assim que a INDONÉSIA anunciou que 27.124 pessoas morreram em SUMATRA, epicentro do terremoto que desencadeou as gigantescas tsunamis e engoliu aldeias e povoados inteiros na costa sul e sudeste da região. No SRI LANKA, o governo informou que 21.715 pessoas morreram no desastre que devastou mais de 75% da região costeira da ilha. Pelo menos um milhão de habitantes ficaram desabrigados. A região mais afetada do país foi o distrito de AMPARA, no qual morreram 8.306 pessoas. O número de turistas mortos ou desaparecidos também cresceu. Somente na TAILÂNDIA, mais de 700 cidadãos de várias nacionalidades constavam das listas de vítimas, o que representa quase a metade dos 1.439 mortos anunciados. Alguns governos começaram a enviar aviões carregados com mantimentos, equipes de socorro e medicamentos. A ESPANHA organizou o embarque de equipamentos para limpeza de águas, garrafões de água potável, conjuntos de primeiros socorros, materiais para análise de DNA e remédios. EUA, ALEMANHA, JAPÃO e VATICANO anunciaram a doação de dinheiro. HOLANDA, HUNGRIA, IRLANDA, GRÉCIA, SUÍÇA, REPÚBLICA CHECA, CHINA, AUSTRÁLIA, ISRAEL, PAQUISTÃO e IRÃ também confirmaram o envio de ajuda. A contagem dos mortos coloca a tragédia como a 19 ª maior da humanidade desde o ano de 856, ou seja, nos últimos 1.148 anos. Em 1556, na CHINA, SHANSI, o número de mortos foi de 830 mil, colocando esse terremoto em primeiro lugar dos mais mortais da história. Em 1976, também na CHINA, TANGSHAN, tivemos o segundo em número de vítimas: 255 mil. O terceiro foi na SÍRIA, em ALEPPO, no ano 1138. Novamente na CHINA, em 1927, aconteceu o quarto, com 200 mil vítimas. Também com 200 mil mortes: em 1.856, no IRÃ, DAMGHAN e CHINA, GANSU, em 1920. Em 1923, no JAPÃO, aconteceu um terremoto que causou 143 mil vítimas. Depois vêm: em 1948, TURCOMENISTÃO - 110mil; 1908, ITÁLIA, MESSINA – 100 mil; 1290, CHINA, CHIHLI – 100 mil; 1667, AZERBAIJÃO, SHEMAKHA – 80 mil; 1727, IRÃ, TABRIZ – 77 mil; 1755, PORTUGAL, LISBOA – 70 mil; 1932, CHINA,GANSU – 70 mil; 1970, PERU – 66 mil; 1268, TURQUIA, SILÍCIA – 60 mil; 1693, ITÁLIA, SICÍLIA – 60 mil. 

As tsunamis que atingiram o SRI LANKA provocaram o descarrilamento de um trem, causando a morte e o desaparecimento de pelo menos mil pessoas. As equipes da Defesa Civil conseguiram resgatar, hoje, 204 corpos dos oito vagões que formavam a composição, transformada em ferro retorcido pela força das águas. As vítimas foram enterradas ou cremadas em valas comuns, nas proximidades da estrada de ferro, que passa próxima à região costeira. O trem, conhecido como SAMUDRADEVI – “A RAINHA DO MAR” – fazia a rota entre a capital do SRI LANKA, COLOMBO, e a cidade de GALLE.

O ITAMARATY informou hoje que enviou às embaixadas do BRASIL nos países atingidos pelo maremoto que varreu o litoral de vários países da ÁSIA uma relação de entre 80 e 90 nomes de brasileiros que estariam desaparecidos nas regiões da catástrofe. O embaixador do BRASIL na TAILÂNDIA, MARCO ANTÔNIO DINIZ, confirmou que outros dois brasileiros constam como desaparecidos nas listas oficiais do governo tailandês. Foi confirmado que foram encontrados os corpos da diplomata brasileira LYS AMAYO DE BENEDEK D´AVOLA e de seu filho GIANLUCA, de 10 anos, na ilha de PHI PHI, onde passavam férias. Mais de 300 telefonemas de parentes em busca de informações foram registrados entre segunda-feira e hoje, no ITAMARATY. A atriz TEREZA AMAYO recebeu a confirmação da morte da filha e da neta e disse que irá para a TAILÂNDIA a fim de trazer os corpos para o BRASIL. Vai respeitar a vontade da neta e do genro. “Eu sou apenas a mãe. Eu não quero chegar lá e impor minha vontade. Eu quero ajudar. Eu gostaria que fosse no BRASIL, aqui no RIO, que era a casa dela, o seu ninho, como ela dizia”.
O ex-chanceler alemão HELMUT KOHL estava em SRI LANKA quando o tsunami atingiu o país, mas ele está a salvo e planeja passar o restante de férias ali, informou, em BERLIM, um porta-voz do ex-líder democrata-cristão. O porta-voz recusou-se a comentar notícia publicada pela imprensa alemã segundo a qual KOHL foi resgatado por um helicóptero da Força Aérea cingalesa em um spa onde se hospedara para passar as férias e fazer tratamento de saúde.

A top model checa PETRA NEMCOVA ficou oito horas agarrada a um coqueiro, aguardando socorro. Ela passava férias no balneário tailandês de PHUKET com o noivo, o fotógrafo inglês SIMON ATLEE, que está desaparecido.

Em férias nas ILHAS MALDIVAS, a atriz italiana ORNELLA MUTI afirmou: “Vi a morte de perto”. Ela estava mergulhando nas águas límpidas em torno da ilha com o namorado, STEFAN, quando ambos foram surpreendidos pelo tsunami. “De repente, sentimos algo estranho. STEFAN reagiu de forma extraordinária. Agarrou-me pelo braço e com lucidez e sangue-frio nadou comigo até um lugar seguro na ilha” contou ela. “O que vi ali foi horrível: toda a vila estava destruída”.

Em uma ofensiva em cidades da região sunita, grupos rebeldes mataram hoje mais de 40 pessoas, na maioria membros das forças de segurança iraquianas. Ataques contra delegacias ou postos militares causaram a morte de 34 policiais ou membros da GUARDA NACIONAL do IRAQUE. Essa demonstração de força ocorreu apenas um dia depois de o líder da rede terrorista AL-QAEDA, OSAMA BIN LADEN, ter feito um chamado ao povo iraquiano, numa fita de áudio, para que não participe da eleição e resista às forças de ocupação. BIN LADEN expressou apoio ao extremista ABU MUSAB AL-ZAQAWI, um dos líderes da insurgência. Numa das ações mais sangrentas, homens armados invadiram a delegacia de DIJLA, ao sul de TIKRIT e mataram 12 policiais a sangue-frio, degolando-os, disse o coronel ABDALA JEBURI. Depois, explodiram a delegacia. Outro distrito policial, em ISHAKI, ao sul de SAMARA, sofreu ataque semelhante, com saldo de cinco mortos. Na própria SAMARA, três policiais e um guarda morreram na explosão de um carro-bomba que parecia ter como alvo um blindado americano, que não foi atingido.

MORREU hoje na FLÓRIDA o guitarrista HANK “SUGARFOOT” GARLAND, que trabalhou com ELVIS PRESLEY em obras como LITTLE SISTER e BIG HUNK OF LOVE. Em 1961, um acidente de carro pôs fim a sua carreira. Ele tinha 74 anos e morreu de infecção pulmonar. Em MINNEAPOLIS, morreu no domingo CHARLES BIEDERMAN, de 98 anos, um dos últimos gigantes da arte abstrata americana.
  
2 005   :   -   QUARTA-FEIRA
Tenho hoje um compromisso com o advogado ROMAGNOLI, logo cedo, em seu escritório. Lá comparecerão as pessoas responsáveis pela casa que estamos tentando comprar. MARLENE vai me acompanhar nessa reunião.
Às 10 horas, encontramos os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. Logo também comparecem o Sr. SATURNINO, dona ELIZETH, sua filha, a advogada deles. Como o único jeito para acertar a situação da casa, onde não há escritura e nem planta, fica combinado que na assinatura do documento de Cessão de Direitos pagaríamos a quantia de cinqüenta mil reais e no momento da entrega da planta os restantes vinte mil reais. Daí por diante, o trabalho do “usocapião”, que deverá demorar alguns anos, ficará a cargo do ROMAGNOLI, até a liberação da escritura. Não há discussões e tudo transcorre da melhor maneira possível. Antes das 11 horas, todos se retiram. Ainda fico com o ROMAGNOLI e a JANAÍNA acertando o documento que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC irá mandar para os jornais “ESTADO” e “JORNAL DA TARDE”, com o pedido do direito de resposta ao acachapante artigo do sr. ROBERTO DUAILIBI. A carta, elaborada por mim, está muito extensa e fui obrigado a tirar muita coisa dela, para não ser refugada pelos jornais no direito de resposta. A JANAÍNA apronta as procurações para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL VENTURA, advogado ANTÔNIO FROTA e SODEPRO, a fim de que o ROMAGNOLI entre com a AÇÃO DE DANOS MORAIS contra a publicação em jornais de um artigo injurioso, capcioso, maldoso, do sr. ROBERTO DUAILIBI.
Mais tranqüilo, deixo o escritório do ROMAGNOLI e embarco para a cidade. No horário das 12:30 horas, CARBAIA, VICTÓRIO, alguns componentes da nossa associação oferecem para mim um almoço, ainda em homenagem ao meu aniversário. Também nesse almoço assino o convênio com o Estado da BAHIA no sentido de deslanchar em 2 de janeiro a “OPERAÇÃO 2006”, dentro dos parâmetros que eu estabeleci. Participarão da nossa Entidade  AMÉRICO e RONALDO. Ambos estão exultantes com o emprego num plano que deverá atravessar o primeiro mês do ano. Os gastos ficam por conta do cofre da Instituição. Passamos depois no BANESPA para regularizar tudo isso e os oficiais seguem para fazer compras para a viagem marcada para segunda-feira.
Agora, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos aguardar o envio, por e-mail, da carta que será encaminhada aos jornais, através do ROMAGNOLI. Também pedimos uma outra procuração para ele, com respeito ao advogado ANTÔNIO FROTA, pois a que eu trouxe contém um erro do CPF. Por volta das 15:30 horas, através internet, chegam esses documentos. Em seguida, o diretor de Comunicação Social, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, apresenta a escritura da FUNDAÇÃO DO MONUMENTO-MAUSOLÉU DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA, datada de 1938. Estão presentes: o presidente GINO STRUFFALDI, CORONEL MENDES, CORONEL CANAVÓ, advogado ANTÔNIO FROTA. Apesar de ser extensa, leio essa escritura que é muito interessante. Durante todos esses anos que estou no MMDC sempre estivemos atrás dessa escritura e até esse momento não a tínhamos. Comprova agora os direitos do Monumento-Mausoléu que o último remanescente da FUNDAÇÃO, HÉRBERT LEVY, passou para a Sociedade em outubro de 1999. Agora peço ao NACLÉRIO HOMEM para ele conseguir a escritura de doação do terreno onde foi construído o Monumento-Mausoléu, outro documento importantíssimo que até agora está desaparecido. Todos os presentes aplaudem o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, que conseguiu mais um documento importantíssimo para a diretoria da Sociedade.
Por volta das 17 horas, termina uma das tardes mais auspiciosas da diretoria do GINO, que consegue vários sucessos. Além disso, ainda atendemos pessoas que compareceram na Sociedade para tratar de diversos assuntos.
Em casa, converso com a LUCINDA sobre o negócio da compra da casa e, em seguida, vou tentar trabalhar no computador. Não consigo, como também não consegui trabalhar na parte da manhã. Socorro-me ao PEDRO. Por telefone, ele me ensina a eliminar um “vírus” plantado que atrapalha todo o mecanismo do computador. Eliminado esse “vírus”, que chegou na véspera do NATAL, o computador volta a funcionar normalmente.

Depois de passar três dias internado na UTI do Hospital Geral de GUARULHOS, o menino TIAGO FÉLIX DE SOUZA, de 9 anos, teve alta e voltou para sua casa, por volta das 15 horas. Ainda muito magro e visivelmente abatido, o garoto terá de passar os próximos dias tomando remédios e descansando para se recuperar do trauma que sofreu. No dia 19, após levar um maço de cigarros para o pai, que trabalha em uma chácara, o menino caiu em um poço com 20 metros de profundidade, onde ficou quase seis dias sem comer. Ele foi encontrado na manhã do dia 25 pelo pai, BENEDITO FÉLIX APARECIDO DE SOUZA, de 47 anos.

A escritora ZÉLIA GATTAI, de 89 anos foi transferida hoje da UTI do Hospital ALIANÇA para uma unidade semi-intensiva. Ainda não há, no entanto, previsão de alta, prometida inicialmente pelos médicos antes do ano-novo. Ontem, ZÉLIA sentiu-se mal e teve falta de ar. Ela estava com edema pulmonar. Foram normalizados os níveis de pressão arterial e a função respiratória.

Terminou hoje à tarde sem mortos nem feridos a rebelião no Presídio de URSO BRANCO, em PORTO VELHO, RONDÔNIA. Durante os três dias de motim, os detentos chegaram a dizer que havia dezesseis mortos dentro da penitenciária e chegaram a exibir do alto de uma caixa d´água o que aparentavam ser dois corpos, enrolados em cobertores. Cerca de duzentos parentes de presos mantidos reféns desde às 17 horas do dia 25, NATAL, foram libertados depois de 72 horas.

Depois de conquistar o título de melhor jogador do mundo pela segunda vez seguida, o meia RONALDINHO conseguiu entrar para a TURMA DA MÔNICA. Nesta quarta-feira, o meia do BARCELONA apresentou seu personagem de história em quadrinhos, criado pelo cartunista MAURÍCIO DE SOUSA. O craque afirmou que a oportunidade de virar desenho irá eternizá-lo, já que as tirinhas estarão disponíveis para muitas gerações, mesmo depois que ele encerrar a carreira.

Com uma série de bombardeios, ISRAEL estabeleceu hoje à noite uma zona de segurança no norte da FAIXA DE GAZA – região que está sob controle da Autoridade Palestina desde outubro – para tentar impedir que grupos radicais palestinos lancem foguetes contra seu território. Um militante e um adolescente (que passava pelo local) ficaram feridos.

Uma tentativa de fuga de uma prisão no norte de BAGDÁ resultou na morte de nove pessoas – quatro guardas, quatro presos e um intérprete – anunciou hoje o Exército americano. Inicialmente, o Ministério do Interior do IRAQUE tinha informado vinte mortes no incidente.

2 006   :   -   QUINTA-FEIRA
Depois da festa dos meus setenta anos, onde LUCINDA trouxe para casa o advogado ROMAGNOLI e a JANAÍNA, duas pessoas especiais que merecem nossa amizade, além da família da KÁTYA EL MOUALLEM, NELSON e SORAYA e outros parentes, agora procuro me contentar com a nova idade. Levanto muito tarde. Pouca coisa dá para fazer nessa manhã. Recebo um telefonema do GINO. Está preocupado com uma notícia que leu no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO a respeito de uma acusação contra o Comandante Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, no caso CONSANI. Procuro orientar o GINO quanto a verdade desse processo. Depois recebo um telefonema da funcionária LUCIENE. Ela fizera planos com o ROMAGNOLI e a JANAÍNA para comparecerem ontem em casa. No entanto, a chegada inesperada de parentes em sua residência, além de uma doença do filho, não a deixaram sair no momento em que ROMAGNOLI se dirigia para GUARULHOS.
Por volta das 12:30 horas, conforme combinara com oficiais da AORRPM, participo de um almoço que eles organizaram para comemorar ainda os meus setenta anos. Assim é que estou em companhia dos companheiros: PASSOS, MÁRIO MARGARIDO, ALEMÃO, ELÁDIO, CRISTIANO e também do RAFAEL. Outros amigos também me cumprimentam durante minha permanência na Associação. Ali encontrei o CAPITÃO Ref RENATO, que foi o 2º Secretário na Assembléia Geral Eleitoral. Diz ele que deveremos nos reunir novamente, no dia 25 de janeiro, por volta das 15 horas, quando daremos posse aos eleitos. Cumprimento o CORONEL PM Ref HERMES CRUZ e sua esposa, que também estão almoçando.
AMÉRICO mostra-me o primeiro capítulo da série LOST, terceira temporada, em primeira mão. Ele conseguiu copiar este capítulo como também outros quatro, da internet. O médico JACK, SAWYER e KATE estão aprisionados na cidade dos “outros”. Tudo ainda é mistério nessa terceira temporada. O AMÉRICO coloca os demais capítulos à minha disposição.
Antes das 17 horas, estou retornando a GUARULHOS. Já em casa, atendo um telefonema do CORONEL PM Ref ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, meu companheiro de turma, que me cumprimenta pelos setenta anos.

Cento e doze mil balões verdes, amarelos, azuis e brancos tingiram hoje o céu de SÃO PAULO na comemoração do fim de ano da Associação Comercial de SÃO PAULO (ACSP). Segundo a polícia, cerca de 500 pessoas assistiram ao evento, no PÁTIO DO COLÉGIO. A vendedora ALCINDA PEREIRA DA SILVA foi com cinco sobrinhos assistir ao lançamento. O número de bexigas é uma referência aos 112 anos da ACSP. Diferentemente dos anos anteriores, quando, antes do lançamento dos balões formavam um arco- íris; hoje eles representavam uma bandeira do BRASIL de 40x20 metros.
Desde que a ACSP começou a soltar balões os resultados do comércio. “A tradição até agora deu sorte”, diz o superintendente da Associação Comercial, FERNANDO MOYA. O lançamento começou em 1991, quando os Office-boys da ACSP soltaram cem bexigas por iniciativa própria em 1991. Desde então, a cada ano a ACSP aumenta o número de balões.

A atual sede do CLUBE SÃO PAULO, imóvel de 122 anos que já obrigou a antiga CHÁCARA DE VILA MARIA, na Avenida HIGIENÓPOLIS, região central da Cidade, foi tombada hoje pelo CONSELHO DE DEFESA do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). O Local já foi moradia da família SILVA PRADO, uma das mais tradicionais de SÃO PAULO no auge das lavouras de café, em 1884. O decreto assinado hoje pelo governador CLÁUDIO LEMBO também tomba obras de arte que fazem parte do patrimônio do clube.

Pelo menos 18 pessoas morreram e 25 ficaram feridas, em 27 ataques a ônibus e a delegacias, carros e guaritas da polícia do RIO. Assim como na ofensiva do PCC em SÃO PAULO, o comércio fechou em muitos bairros e empresas e órgãos do governo liberaram os funcionários mais cedo A série de atentados é atribuída a traficantes, possivelmente em represália à formação de milícias – grupos clandestinos de agentes de segurança e ex-policiais que evitam tráfico de drogas em favelas. Os ataques foram iniciados no fim da noite de quarta-feira, afetando também o GRANDE RIO e a BAIXADA FLUMINENSE; hoje à tarde ainda havia tiroteios. No caso mais dramático, sete pessoas morreram carbonizadas num ônibus da VIAÇÃO ITAPEMIRIM que seguia para SÃO PAULO. Em outro ataque, uma vendedora ambulante foi assassinada e seu filho, de seis anos, baleado na cabeça. Os criminosos deixaram no local um bilhete acusando a governadora ROSINHA MATHEUS de compactuar com as milícias e prometendo um “Rio de Sangue”. Nos últimos anos, o número de favelas do RIO controladas por paramilitares passou de 42 para 92.

Para o CABO PM MARCELO DA SILVA OLIVEIRA, 31 anos, hoje seria dia de celebrar o sétimo aniversário de sua filha MARCELE. Ele é um dos dois policiais militares mortos nos ataques da madrugada. Outro oito PMs ficaram feridos e continuam internados. Todos estavam de serviço, em pontos diferentes da cidade. OLIVEIRA desta dentro do carro da PM que fica estacionado na avenida AYRTON SENNA, na BARRA DA TIJUCA, próximo ao shopping VIA PARK, quando foi atacado a tiros por criminosos em três carros. Ele levou dois tiros e morreu na hora. Um recruta que estava com ele, que não teve o nome divulgado, ficou ferido. O recruta teria conseguido atingir um dos criminosos.
A mulher do cabo, ANDRÉIA DA SILVA OLIVEIRA, 32, contou, quando foi liberar o corpo do marido no IML, que eles tinham passado todo o dia de ontem preparando a festa da filha, MARCELE, que fez aniversário no dia 24. A família quis celebrar a data em especial, para não misturar com os festejos do NATAL. Eles estavam casados havia onze anos, com a união tendo sido iniciada antes de ele entrar para a corporação, em 1998. A mulher contou ainda que ele foi promovido a cabo em novembro deste ano. Eles tinham ainda dois outros filhos, um de 9 e outro de apenas um ano. O corpo do cabo foi enterrado à tarde, no cemitério JARDIM DA SAUDADE, em SULACAP, com honras militares. Também vítima fatal dos ataques, o SOLDADO PM RÓBSON PADILHA FERNANDES, lotado no 23 º BPM, foi atingido por doze tiros. Ele estava também em um carro da PM, onde faz patrulhamento fixo, próximo ao número 1.350 da avenida EPITÁCIO PESSOA, na LAGOA. A família do PM não quis dar declarações à imprensa. Um deles se limitou a criticar a ação de pessoas que defendem os direitos humanos. “Vocês não querem os direitos humanos? Olha aí o que dá”, disse.
Todos os ataques foram feitos com dezenas de tiros. A PM disse que não informaria o estado de saúde dos policiais militares internados. Em um dos ataques, em BOTAFOGO, o carro do PM, um GOLF branco estacionado em frente à cabine foi atingida por pelo menos dez tiros e havia ainda marcas nas pilastras do edifício que fica em frente ao local. Ali, morreu uma mulher e outras quatro pessoas ficaram feridas.

Uma das vítimas do ataque, LUIZ CARLOS MOREIRA DA SILVA, 48 anos, estava saindo do 28º DP, em CAMPINHO, quando foi atingido por tiros de fuzil e morreu. Ele acabara de prestar queixa de ameaça contra um vizinho. Granadas também foram lançadas contra a delegacia. O titular da 28 ª DP, WELINGTON VIEIRA, disse que SILVA tinha feito um registro de ameaça, porque reclamava que um vizinho poderia causar-lhe mal. No entanto, não deu muitos detalhes porque voltaria hoje para prestar um depoimento.
O corpo só foi retirado do local no meio da tarde porque os peritos estavam a trabalho em vários pontos da cidade. Na hora, segundo o delegado, havia mais uma pessoa fazendo registro na delegacia e sete policiais. Não houve tempo de reagir, mas testemunhas identificaram que os tiros partiram de homens em uma picape e em um VECTRA.
A vítima morava sozinha em CASCADURA. A filha e a ex-mulher, que não tiveram os nomes divulgados, estiveram no IML para liberar o corpo. O enterro acontecerá amanhã no cemitério JARDIM DA SAUDADE, me SULACAP.
Um posto da PM no ALTO DA BOA VISTA foi atingido por vários tiros. O único policial de plantão foi baleado na virilha, mas passa bem. Após o tiroteio, os bandidos fugiram e cruzaram com um carro de polícia. Houve nova troca de tiros. Os bandidos abandonaram o carro e fugiram a pé por uma trilha na FLORESTA DA TIJUCA. Ninguém foi preso.

Policiais do COE (COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS) iniciaram hoje buscas a um grupo de quatro jovens desaparecidos na serra de JUQUITIBA, na GRANDE SÃO PAULO. Os rapazes – entre eles dois adolescentes de 17 anos – vieram de CAMPINAS e entraram na mata da SERRA DA PEDRA LISA na manhã de quarta-feira, dia 27, para fazer uma trilha. Como não retornaram no horário previsto, o pai de um dos menores entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que acionou o COE. Segundo parentes, os jovens têm agasalhos e suprimentos para dois dias. O celular deles não está funcionando na mata. Além dos adolescentes, o grupo tem um rapaz de 26 e outro de 32. O Comandante do COE, TENENTE PM IRON SÉRGIO FERREIRA SILVA, disse que o grupo já havia tentado fazer a trilha, mas desistiu. “Essa trilha é para ser feita em dois dias. Não dá para saber se estão perdidos ou ainda na trilha”.

Cerca de trinta pessoas acompanharam o enterro do estudante WILLIAN COSTA DA SILVA, de 16 anos, hoje pela manhã, no Cemitério Municipal de BARUERI, na GRANDE SÃO PAULO. O garoto passou dois dias internado em estado grave, com queimaduras em quase todo o corpo, depois que o vagão de um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos pegou fogo em ITAPEVI. Durante o enterro, a doméstica HELENIR RODRIGUES DA COSTA, de 35 anos, mãe de WILLIAN, cobrou mais rapidez da polícia na apuração do caso. “Quero uma explicação”, disse ela, temendo que seu filho seja apontado como responsável pelo incidente. Um laudo sobre as causas do incêndio deve ser concluído e entregue pela Polícia Científica em duas semanas. 

O empresário EDEMAR CID FERREIRA, ex-controlador do BANCO SANTOS, e seu filho RODRIGO RODRIGUES, deixaram a Penitenciária de TREMEMBÉ hoje após o Supremo Tribunal Federal conceder hábeas corpus. Ele foi condenado em primeira instância por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Agora vai recorrer em liberdade.

Um ajudante de marcenaria degolou as filhas de 1 e 5 anos e a mulher de 31 e depois cometeu suicídio atirando-se sobre uma serra elétrica, hoje, em SÃO MATEUS, na zona leste da Capital. Uma briga de casal motivou o crime, diz a polícia. Era madrugada quando JOSIVAL DE SOUZA DANTAS, de 31 anos, esfaqueou sua mulher MARIA OLIVEIRA DE CARVALHO na cozinha da casa de família, que fica nos fundos de uma marcenaria na Avenida LUIZ PIRES DE MINAS. Em um dos quartos, DANTAS matou da mesma forma as filhas. O ajudante teria então tentado se enforcar. Sem sucesso, deu uma estocada com a faca na barriga. Depois ligou uma serra elétrica de mesa e cortou seu pescoço. Os corpos foram encontrados por um dos dez funcionários que chegou para trabalhar, às 7:30 horas.
A polícia crê que a briga entre DANTAS e a mulher começou porque ela queria se mudar. Os dois viviam com as filhas nos fundos da marcenaria. Tinham, porém, um apartamento em CIDADE TIRADENTES, na zona leste, alugado para aumentar a renda da família.

MORRE AOS 70 ANOS O CRÍTICO DE CINEMA CARLOS MOTA. Sua primeira crítica foi publicada na edição do ESTADO de 5 de setembro de 1965. Era sobre o filme soviético A DAMA DO CACHORRINHO, uma bela adaptação de CHEKHOV feita por YOSSIF KREIFITZ. Nos 24 anos seguintes, até 1989, CARLOS MAXIMIANO MOTA foi crítico do ESTADO. Apadrinhado pelo lendário RUBEM BIÁFORA, ele pertenceu a uma geração que incluía, no jornal, POLA VARTUK e outros críticos de expressão. MOTA morreu nesta quinta-feira, de câncer no pulmão, em SANTOS. Será enterrado amanhã no cemitério do PAQUETÁ, naquela cidade. Tinha 70 anos. Recentemente, fez a seleção das críticas que integraram o volume da COLEÇÃO APLAUSO, da Imprensa Oficial, dedicado à BIÁFORA. Com o título CRÍTICAS DE RUBEM BIÁFORA – A CORAGEM DE SER, o livro resgata textos sobre cineastas e movimentos que MOTA também apreciava – ORSON WELLES, WÁLTER HUGO KHOURI, o filme B americano (antes que entrasse na moda), o cinema japonês.

Dos imóveis antigos de HIGIENÓPOLIS, faltava tombar só um, a casa que pertenceu a DONA VIRIDIANA, talvez a mais importante do bairro. O lapso foi corrigido nesta quinta-feira, com o tombamento do imóvel – sede do SÃO PAULO CLUBE desde 1959 – pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – CONDEPHAAT. A cerimônia teve a presença do governador CLÁUDIO LEMBO. Erguida em 1884 pelo engenheiro LUÍS LIBERAL PINTO, a edificação foi moradia de VERIDIANA VALÉRIA DA SILVA PRADO, filha de ANTÔNIO PRADO, o BARÃO DE IGUAPE. Aos 13 anos, VERIDIANA casou-se com o tio, MARTINHO PRADO, de quem se divorciou em 1877, quando uma atitude como essa era altamente reprovável. Virou um símbolo da emancipação feminina em SÃO PAULO. Quase um castelo, o casarão tem estilo arquitetônico eclético, mesclando elementos das tradições clássicas italiana e medieval francesa. O telhado, muito inclinado, e o torreão são típicos do VALE DO LOIRE, na FRANÇA. Segundo a pesquisadora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, que contribuiu no estudo do tombamento, a planta do casarão é provavelmente reaproveitada da época do Renascentismo Francês (séculos XVI e XVII).
O casarão é o que restou de um local chamado VILA MARIA, que inaugurou um estilo de vida na SÃO PAULO da época – o das vilas suburbanas, que incluíam, além da casa principal, pomar, praças e outras construções menores, para os empregados.
Para alguns historiadores, a casa de DONA VIRIDIANA representou um capítulo importante da história do matriarcado paulistano. O fato de ela ter morado no casarão com os filhos, mas sem o marido, é usado como argumento para essa tese. O divórcio não impediu VERIDIANA de ter desempenhado um papel de destaque na sociedade e servido de exemplo para grande parte das mulheres, que passaram a participar ativamente da vida social da época. VERIDIANA promovia saraus dos quais participavam as principais personalidades da cidade.
HIGIENÓPOLIS é formado por outras chácaras dos tempos áureos do matriarcado. Ruas importantes foram batizadas com nomes de mulheres da época como dona MARIA ANGÉLICA AGUIAR DE BARROS (AVENIDA ANGÉLICA), dona MARIA ANTÔNIA DA SILVA RAMOS (RUA MARIA ANTÔNIA) e ANTÔNIA DE QUEIRÓS (RUA DONA ANTÔNIA DE QUEIRÓS).
O processo de tombamento foi aberto em 2000. O decreto assinado hoje engloba o casarão, o jardim e as duas obras de arte que enfeitam a construção – o mural AURORA, de ALMEIDA JÚNIOR, e a escultura DIANA, de VICTOR BRECHERET. Segundo o presidente do CONDEPHAAT, CARLOS ALBERTO DÊGELO, é difícil dizer porque o casarão ficou por último na lista do conselho. “É provavelmente a edificação mais importante para a história do bairro”, disse. “Mas é uma edificação muito bem conservada, que nunca esteve ameaçada. Este pode ser um dos motivos”.

Vítima do ônibus 6011 da VIAÇÃO ITAPEMIRIM, incendiado na madrugada de quarta-feira, dia 27, a modelo MARIA BEATRIZ FURTADO DE ARAÚJO, de 30 anos, continua internada no Hospital SÃO LUCAS, na zona sul do RIO. BIA FURTADO, como é conhecida, sofreu queimaduras de terceiro e segundo grau que comprometeram 40% de seu corpo. “Trata-se de um quadro grave, em que a paciente corre risco de vida”, diz CARLOS FONTANA, diretor do Instituto Pró-Queimados de SÃO PAULO.
BIA sofreu queimaduras na face, tórax e membros. Para complicar, houve lesões das vias aéreas, segundo o boletim médico do hospital. Isso quer dizer que foram inalados gases tóxicos. Quando isso acontece, o pulmão fica como se estivesse queimado por dentro, explica FONTANA. BIA passou o NATAL com os pais em MUQUI, cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, localizada a 30 km de CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES). Embarcou no ônibus 6011, no final da tarde do dia 26 para retornar a SÃO PAULO, onde mora e trabalha. Ela é modelo da MEGA, uma das maiores agências do País. Mulher agitada e antenada com as tendências, BIA costuma praticar ioga, adora dançar e viajar.
No retorno à capital paulista, o ônibus que viajava foi assaltado e incendiado por criminosos, na AVENIDA BRASIL, zona norte do RIO. Depois de quase duas horas, os feridos, entre eles BIA, foram socorridos por um ônibus da VIAÇÃO ITAPEMIRIM. Sete passageiros, ainda não identificados, morreram carbonizados.
Mais três passageiros continuam internados em estado grave: FERNANDA DAIBERT FURTADO, MARIA BEATRIZ FURTADO DE ARAÚJO e MARIA DA PENHA SALES MORAES.  

Tropas do governo interino somali, apoiadas por forças etíopes, marcharam hoje em triunfo pelas ruas de MOGADÍSCIO, horas depois de a milícia União das Cortes Islâmicas ter abandonado a Capital – que havia capturado em junho. O líder da milícia, xeque SHARIF AHMED, disse que a retirada foi tática, para evitar derramamento de sangue, e ressaltou que continua determinado a expulsar as forças etíopes. Segundo HAMED, cujas forças recuaram para a cidade portuária de KISMAYO, MOGADÍSCIO voltou a mergulhar no caos.
O primeiro-ministro somali, MOHAMED ALI GEDI, confirmou a entrada de suas tropas em MOGADÍSCIO após um encontro com líderes de clãs na vizinha cidade de AFGOYE. Ele disse que no dia 30 o Parlamento vai impor a lei marcial no país por três meses para “evitar a anarquia”.

Cerca de três milhões de muçulmanos de várias partes do mundo participaram hoje na ARÁBIA SAUDITA do primeiro dia da peregrinação anual a MECA, conhecida como hajj. Os rituais de purificação, que duram cinco dias, são concentrados, principalmente nas cidades sagradas de MEDINA e MECA, local de nascimento do professor MAOMÉ. 

O ex-presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN pode ser executado no dia 2 de janeiro, antes de os democratas assumirem o controle do Congresso dos ESTADOS UNIDOS, segundo um de seus advogados, AHMET ESSADIK. “A execução pode acontecer em 2 de janeiro. Depois, será mais difícil porque os democratas americanos, agora majoritários, assumirão seus cargos no dia 3, indicou ESSADIK ao jornal “LE PARISIEN”. O advogado, que advertiu que a execução de SADDAM provocaria “a anarquia geral no IRAQUE”, afirmou que “só a pressão da comunidade internacional” sobre a administração de GEORGE W. BUSH poderia evitar o enforcamento do deposto presidente iraquiano. “Não há nenhum recurso jurídico”. É uma decisão inapelável”, explicou o advogado. ESSADIK se reuniu com o ex-presidente iraquiano na terça-feira passada, dia 26, antes da confirmação oficial da condenação. “Percebi que ele já sabia. Disse que não tinha nenhum sentimento de vingança contra o povo americano, mas que os iraquianos deveriam organizar a resistência contra o ocupante estrangeiro”, afirmou.
A decisão ainda causa polêmica dentro do próprio governo iraquiano, que considera difícil a execução de SADDAM antes de fevereiro. A CASA BRANCA crê que a morte do ex-ditador iraquiano “poderia ser no sábado”, disse hoje um alto responsável da administração americana que pediu anonimato. Contudo, destacou que a conclusão da execução será decidida pelo governo do IRAQUE, sem a interferência dos EUA.
SADDAM encontrou hoje dois meio-irmãos e transmitiu mensagens pessoais a seus parentes. O encontro ocorreu a pedido do ex-ditador. Em carta ao povo iraquiano, ele disse que será morto como um mártir. 

2 007     :       -       SEXTA-FEIRA
Pela manhã, LUCINDA conta que furou um cano d´água na casa do NELSON e dona SORAYA. Eles se encontram em PERUÍBE. O vizinho queixa-se dos estragos que a água está fazendo em sua residência. LUCINDA vai à procura do pedreiro que cuida da reforma da casa, a fim de resolver esse problema. LUCINDA diz que o PAULO CÉSAR irá com a KÁTYA para PERUÍBE nesta noite. Passarão ali o reveillon. NORMA, que se encontra em MINAS GERAIS, deverá chegar somente no dia 29 e, enquanto isso, ela olhará a residência, inclusive levando comida para um cachorro. Uma tartaruguinha também estará sob os cuidados dela e da MARLENE durante esses dias.

Chego à PRAÇA DA SÉ justamente no momento em que quase 130 mil balões atingem os céus de SÃO PAULO. Em poucos minutos a bandeira do Estado de SÃO PAULO se desfez em balões no céu da Cidade. A tradicional comemoração do fim de ano da Associação Comercial de São Paulo, teve 113 mil balões biodegradáveis. A quantidade é uma referência aos 113 anos da entidade.
A bandeira de SÃO PAULO feita de balões foi montada no PÁTIO DO COLÉGIO. Presos com redes, eles foram soltos às 12:30 horas, ao som do TEMA DA VITÓRIA. A bateria da Escola de Samba ACADÊMICOS DO TUCURUVI e suas passistas animaram a festa. As janelas dos prédios do PÁTIO ficaram abarrotadas. Desde 1991, a Associação Comercial comemora a chegada do ano-novo enfeitando o céu com balões de gás hélio. A forma inusitada, e agora grandiosa, de festejar a virada foi idéia dos Office-boys, que queriam abolir a tradicional chuva de papéis picados e encontraram nos balões uma forma de comemorar sem sujar as ruas do Centro. Com a ajuda de outros funcionários, os rapazes arrecadaram dinheiro, compraram, encheram e soltaram os 100 primeiros balões. Nos últimos dois anos, as bexigas formavam a bandeira do BRASIL e, em2004, um arco-íris. Neste ano, a associação festejou, além do ano-novo, as boas vendas do NATAL. O movimento do comércio nos primeiros 25 dias de dezembro cresceu 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

OLIVEIRA, os irmãos SILVA e RAFAEL estão me aguardando na AORRPM. Vamos comemorar, um pouco de atraso, os meus 71 anos. Depois, me acompanham até à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde vou imprimir páginas de minhas memórias. Um embriagado se estendeu no degrau da porta do MMDC e tivemos de tomar cuidado para não pisar no mesmo. Entro e saio da Sociedade e o bêbado não acorda.

No final da tarde, a festa foi na Rua QUINZE DE NOVEMBRO, em frente ao edifício-sede da Bolsa de Valores de SÃO PAULO (BOVESPA). Com 42 mil tiros de fogos de artifício, fumaça colorida e 15 mil balões nas cores vermelha, laranja e branca, a Bolsa encerrou o último pregão de 2007 por volta das 18 horas. Uma comemoração em grande estilo para quem conseguiu, pelo quinto ano consecutivo, ser considerada a melhor opção de investimento. O Índice BOVESPA fechou o ano hoje com alta de 43,65%.

O CORONEL PM Ref GUNTHER ALFANO CLAUSSEN e sua esposa, dona CLEONICE, e também JOSÉ D´AMICO BAUAB, cumprimentam-me ainda pelos meus 71 anos. GUNTHER quer que eu reúna documentos da época do terrorismo para escrever um livro. D´AMICO pretende comemorar os 120 anos do nascimento de IBRAHIM NOBRE. Faz vários planos para 2008. 

Nesta noite, PAULO CÉSAR, KÁTYA EL MUALLEM e mais um casal, vão para PERUÍBE, usando o CELTA (comprado recentemente). Irão para a casa onde já se encontram o NELSON, SORAYA, IAGO e outros familiares.
Trazem antes, para que a MARLENE e a LUCINDA tomem conta a “BEBEL”, uma tartaruguinha que pertence ao IAGO.

Bancários fizeram hoje a 10ª edição da “SÃO PILANTRA”, uma paródia da corrida de SÃO SILVESTRE em que ironizam personalidades paulistas. O prêmio de “pilantra do ano” foi concedido pela segunda vez ao vereador DALTON SILVANO, vencedor em 2005 – por causa do projeto de lei que proíbe as portas giratórias nos bancos. Em segundo, ficou o governador JOSÉ SERRA, “pelo desmonte que vem fazendo na NOSSA CAIXA”. E, logo depois, o ex-presidente do CORINTHIANS, ALBERTO DUALIB, “pela péssima administração que levou o time para segunda divisão do campeonato brasileiro”. Organizado pelo Sindicato dos Bancários, o evento foi criado para pressionar o antigo Banco MERCANTIL de SÃO PAULO a pagar a participação nos lucros e resultados aos funcionários.

Quatro policiais militares e um soldado da Aeronáutica foram presos em flagrante acusados de tentar roubar cerca de 10 mil reais de um empresário que acabou baleado pelo grupo. O crime ocorreu por volta da uma hora da madrugada de ontem, na esquina da Praça PRINCESA ISABEL e da Avenida RIO BRANCO, em CAMPOS ELÍSEOS, no centro. Os PMs ÂNDERSON ROMERO VIEIRA, de 32 anos; ANDRÉ CARLOS BARBOSA BORGES, de 26; CELSO MOURA, de 27, e DANILO GALVÃO NOQUEIRO, que não teve a idade divulgada, estão presos no “ROMÃO GOMES”. O soldado da Aeronáutica, ARTHUR ROMERO VIEIRA, de 23 anos, foi encaminhado a uma cadeia de sua corporação. Todos foram indiciados por tentativa de roubo, tentativa de homicídio e formação de quadrilha no 77º DP (SANTA CECÍLIA).

Os pais da arquiteta JAMILE DE CASTRO NASCIMENTO choraram de emoção, hoje, ao falar da condenação do porteiro JADSON JOSÉ DOS SANTOS, a 33 anos de reclusão. “É um alívio para a família toda. A condenação dele não vai trazer minha filha de volta, nem amenizar a nossa dor. Mas é um conforto saber que esse marginal não voltará às ruas tão cedo, porque o juiz negou-lhe o direito de recorrer em liberdade”, disse o bancário JOÃO CARLOS DE CASTRO NASCIMENTO, pai de JAMILE.

Um dia após o assassinato da ex-primeira ministra e líder da oposição, BENAZIR BHUTTO, de 54 anos, a violência espalhou-se pelo PAQUISTÃO. O número de mortos em distúrbios desde o atentado chegava hoje a 32, segundo as autoridades. Também hoje a AL-QAEDA assumiu a autoria do ataque.
Em clima de grande comoção, a ex-primeira ministra do PAQUISTÃO, BENAZIR BHUTTO, foi enterrada no mausoléu de sua família, na cidade de GARHI KHUDA BAKSH, ao sul do país, ao lado do pai, ZULFIKAR ALI BHUTTO. O corpo da ex-premiê foi recebido em aclamação por cerca de 100 mil admiradores. O caixão branco estava envolvido em uma bandeira com as cores de seu partido, o PPP, PARTIDO DO POVO DO PAQUISTÃO.
Por causa da multidão, o marido de BENAZIR, ASIF ALI ZARDARI, seu filho, BILAWAL, e suas duas filhas, BAKTAWAR e ASEEFA, tiveram dificuldade para acompanhar o cortejo fúnebre. Durante a passagem do caixão, simpatizantes gritavam, choravam e batiam no peito em desespero. A maior revolta era contra o presidente PERVEZ MUSHARRAF, acusado de não dar proteção à líder da oposição no país.
Ao contrário do que foi divulgado nas primeiras horas após o atentado, BENAZIR não foi atingida por tiros ou estilhaços de bomba. Ela morreu em razão do choque de sua cabeça contra a alavanca do tento solar do carro de onde ela acenava para a multidão. Aparentemente, BENAZIR teria se assustado com a explosão e tentado se proteger. A fratura do crânio, provocada por esse impacto, é que teria sido a causa da morte. Não havia balas ou fragmentos de bomba em seu corpo. Membros da PPP não aceitam a versão oficial e afirmam que a ex-premiê foi de fato assassinada.  

Os atores SEAN PENN, 47 anos, e ROBIN WRIGHT PENN, 41 anos, anunciaram o fim da união de 11 anos, nesta sexta-feira. MARA BUXTON, agente de SEAN, confirmou o divórcio em declaração à revista PEOPLE. O casal tem dois filhos adolescentes.

2 008         :      -      DOMINGO
Ainda recebo nesta manhã telefonemas de cumprimentos pelo natalício. Entre eles o meu antigo motorista ANTÔNIO LOPES NEGRETTI e a minha filha MARIZETE. Trocamos idéias sobre essas datas que mexem com a gente. Também pela Internet encontro mensagens sobre o meu aniversário.
A repórter JUSSARA fala sobre uma matéria que deverá sair amanhã no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO:
Olá, Coronel Ventura. Tudo bem com o senhor?
O caderno sobre a o novo acordo ortográfico será publicado na segunda, dia 29, com a foto sua com o Iago.
Para facilitar, o especial é um tablóide que deve vir encartado junto como caderno Vamos Ver.
Bem, muito obrigada pela entrevista.
Aproveito para desejar um feliz ano novo para o senhor e toda a sua família. E que tenhamos ótimas notícias: eu para escrever e o senhor para ler e colecionar.
Um abraço,
Jussara
Dentro da tranqüilidade deste domingo, antes do almoço, ligo o SONORA (do provedor TERRA) e ouço as músicas do álbum “AO VIVO DE GOIÂNIA”, da dupla BRUNO E MARRONE.
Na tarde, LUCINDA sente-se irritada com o problema de pele que surgiu em princípios deste mês. Está demorando para voltar ao normal. Recebo mais telefonemas durante a tarde: CORONEL MENDES e CORONEL ALUÍZIO, meus companheiros de bancos escolares do antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, no BARRO BRANCO (atual Academia de Polícia do Barro Branco). Mantenho um contato telefônico com o Sargento Ref MENESES, meu velho ordenança. Dona TEREZINHA, sua esposa, diz que ele não sai mais de casa e está muito “esquecido”. MENESES conversa bem comigo e lembra ainda dos tempos que trabalhou com os CORONÉIS NELSON TRANCHESI e HELIO GUAICURU DE CARVALHO. Está com 81 anos de idade.

A Diocese do CAMPO LIMPO, zona sul da capital, colocou dois seguranças e um vigia noturno à disposição do bispo emérito dom EMÍLIO PIGNOLI, de 76 anos. A casa dele foi invadida e assaltada, na noite de sexta-feira, dia 26, por dois homens armados, que renderam, além dele, um hóspede, uma funcionária e dois homens que consertavam o portão da residência.

Uma quadrilha manteve 35 pessoas reféns por uma hora em uma chácara na cidade de ITU, a 92 km da capital, na madrugada deste domingo. O local havia sido alugado para as festas de fim de ano. Os criminosos fugiram com três carros, dois deles das vítimas, e levaram uma delas, que foi agredida e abandonada pouco tempo depois. Até à tarde ninguém tinha sido preso. Quatro homens encapuzados e fortemente armados chegaram à chácara na Estrada Municipal, no bairro VAREJÃO, por volta da zero hora. Os assaltantes renderam o grupo e prenderam todos na cozinha do imóvel. A quadrilha levou 1.900 reais, além de jóias, peças de roupa, documentos e até um DVD. Os bandidos fugiram com um FIAT DOBLÔ azul de um professor de 37 anos e um SUBARU SW amarelo de um empresário de 28 anos, que estavam estacionados na chácara, e com um GOL preto, provavelmente usado para dar cobertura ao assalto. Um microempresário de 49 anos foi levado como refém. A vítima foi abandonada pouco tempo depois no km 84 da CASTELLO BRANCO. Os veículos roubados foram reencontrados pela Polícia Militar.

Dois ônibus foram queimados por motoqueiros que se diziam membros da facção criminosa PCC em GUARULHOS, hoje de madrugada. Ninguém ficou ferido. O primeiro ataque aconteceu por volta de zero hora na Avenida SILVESTRE PIRES DE FREITAS, no bairro do TABOÃO. O motorista de um ônibus da Viação GUARULHOS contou à polícia que foi parado por seis homens, que desceram de três motos.
Sem tirar os capacetes, os motoqueiros mandaram o motorista, o cobrador e os passageiros descerem. Depois, jogaram gasolina no veículo e fugiram. O Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar as chamas e um guincho recolheu o ônibus queimado. O caso foi registrado no 7º DP da cidade.
Cerca de quinze minutos depois, o Corpo de Bombeiros foi chamado para outra ocorrência envolvendo um ônibus queimado, desta vez na Rua ADOLFO NORONHA. Ao chegarem lá, descobriram que alguns moradores haviam incendiado pneus.
Por volta da 0:30 hora um caso semelhante aconteceu na esquina da Rua EDUARDO FRONER com a Rua JOSÉ DIOGO, no JARDIM BRASÍLIA. Um microônibus da Viação Transguarulhense foi parado por dois homens, que estavam numa moto. A dupla espalhou a gasolina que estava em duas garrafas PET pelo ônibus. Ao descer, arremessou um palito de fósforo aceso. Não demorou mais do que 20 minutos para que o coletivo estivesse destruído. Por volta da 1:30 hora, quatro jovens dentro de um carro impediram que o guincho levasse a carcaça do ônibus embora. Disseram que era para deixar lá, senão o negócio ia ficar “ruim para o meu lado”, afirmou o motorista do guincho.  O caso foi registrado no 4º DP de GUARULHOS. A delegacia estava isolada por uma barricada montada pela PM. Um policial disse se tratar de uma atividade de rotina.
Há cerca de dez dias, outros 27 ônibus foram apedrejados em GUARULHOS. Os ataques deixaram três pessoas feridas, uma delas em estado grave.

O mistério sobre o desaparecimento dos três garotos na terça-feira, dia 23, teve um desfecho trágico. Hoje, as famílias de JADER GOMES DA SILVA, de 9 anos, e de MATHEUS DE OLIVEIRA, de 10, reconheceram os corpos dos meninos no IML de OSASCO. O Corpo de Bombeiros ainda procura JORGE DA SILVA RIBEIRO, de 8 anos, que estava junto com os dois amigos. O corpo de JADER foi arrastado pelo Rio TIETÊ até a BARRAGEM DE PIRAPORA DO BOM JESUS, onde foi encontrado ontem, após percorrer mais de 67 km. MATHEUS foi encontrado pelos bombeiros na sexta-feira, dia 26, após ser arrastado por mais de 53 km, na BARRAGEM DE SANTANA DO PARNAÍBA.

O feirante RODOLFO DA SILVA SOARES, de 16 anos, que caiu no Córrego ITUPU, no JARDIM ÂNGELA, na véspera de Natal, continua desaparecido. Hoje, no quinto dia consecutivo de buscas pelo rapaz, familiares e amigos percorreram, junto com o Corpo de Bombeiros, o trajeto do rio, onde RODOLFO caiu, mas sem sucesso. O grupo ainda vasculha a mata fechada que circunda o córrego. A região é cercada pela Reserva do GUARAPIRANGA.

A cidade de RAFAH, na fronteira entre a FAIXA DE GAZA e o EGITO, foi hoje palco dos mais intensos bombardeios do segundo dia da ofensiva militar israelense contra o território palestino, que deixou 296 mortos e mais de mil feridos até a noite de hoje. Foram atacados mais de 40 túneis clandestinos que ligavam GAZA ao EGITO.
O governo israelense aprovou a convocação de 6,5 mil reservistas e enviou tropas, tanques e blindados para vários pontos na fronteira com a FAIXA DE GAZA, no que parece ser o início da preparação de uma invasão terrestre.
Por todo o dia houve bombardeios à CIDADE DE GAZA e aos campos de refugiados de KHAN YUNIS e JABALIYA. Comércio e escolas foram fechados e houve cortes de energia e de telefone em pontos da FAIXA DE GAZA. Delegacias administradas pelo HAMAS foram destruídas.

Ao menos 30 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba hoje em uma zona eleitoral de BUNER, no PAQUISTÃO. O ataque ocorreu em uma votação para uma cadeira na Assembléia da província. Acredita-se que o suspeito pelo ataque tenha detonado os explosivos em frente a uma escola usada como zona eleitoral. Quatro crianças estariam entre os mortos. A escola desabou depois da explosão.          

2 009      :        -       SEGUNDA-FEIRA
Realmente foi muito bom o carinho demonstrado pela LUCINDA durante as comemorações de meu aniversário ontem. Fez a surpresa de me levar até o restaurante onde a MARLENE trabalha e uniu mais uma vez a nossa família com a família do NELSON e SORAYA EL MOUALLEM. Passou o NATAL e passou a data de meu aniversário. Agora, para completar o fim de ano só resta a passagem de 2009 para 2010. Certamente a faremos mais uma vez na casa do NELSON e SORAYA, aliás como vem acontecendo nos últimos anos.
Leio os habituais jornais e procuro digitalizar os últimos acontecimentos no computador. Telefono para o CORONEL PM Ref DALMIRO GOMES e SARGENTO PM Ref ANTÔNIO LOPES NEGRETTI para agradecer os telefonemas dados ontem à noite quando eu não estava em casa. Outro que me telefonou foi o CORONEL PM Ref PISANI. Para este eu mantenho um contato virtual, agradecendo-o por e-mail.
Faço uma viagem sossegada para a cidade de São Paulo. Quando estou chegando ao MMDC uma mulher está tocando a campainha. Ela quer instruções de como fazer para tirar uma segunda via de um diploma de seu pai, que foi combatente de 1932 e de como ela deve fazer para que a Pensão Especial deixada pelo falecido passe para seu nome. Também pergunta se poderá encaminhar os restos mortais do ex-combatente para serem imortalizados no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista em 9 de julho de 2010.
CORONEL PM MENDES passa pela Sociedade. Conversamos a respeito da situação de saúde do GINO. Por enquanto sabemos apenas que ele continua internado na UTI do Hospital DANTE PAZZANESE.
Mais tarde almoço com: COLOMBO, AMÉRICO, OLIVEIRA, CRISTIANO, DANILO, RAFAEL, ALEMÃO e VICTÓRIO no MMDS. Conversamos sobre as festas de fim de ano. Ainda na Sociedade imprimo minhas memórias (dias 28 e 29 de dezembro). Por volta das 16 horas estou retornando para GUARULHOS, sendo que São Paulo enfrenta mais um resto de tarde com muita chuva.

O GRUPO BARRO BRANCO me manda a seguinte mensagem:
Olá Mario,
Hoje é um dia especial! Comece a sorrir mais cedo. Pense em coisas boas. Alimente seus sonhos. Escute uma música legal e dance, mesmo que sozinho. Valorize as pessoas próximas a você. Perca o controle. Grite. Espalhe alegria.
Lembre-se que você é um privilegiado. Nem todos têm as mesmas oportunidades. Agradeça. As coisas mais importantes são aquelas que você não pode ver.
Que tal começar hoje aquela mudança em sua vida que você vem adiando? Não espere para ser feliz. Não adianta tentar fugir de seus problemas. Ninguém consegue. Esqueça deles por um dia. Depois aprenda o que tiver que aprender e os enfrente. Não se deixe abater. Acredite. Tenha energia. O mundo começará a mudar quando você mudar. Viver vale a pena. 
Lá no fundo, desejamos a você mais um ano com muita saúde, paz e amor. Sinceros parabéns. Feliz aniversário.
Um abração,
Equipe do Grupos.com.br 

Recebo esta mensagem do Conselho Cívico e Cultural:
Prezado Cel. Ventura,
O Conselho Cívico e Cultura, da Associação Comercial de São Paulo, parabeniza o caro companheiro pelo transcurso de seu aniversário, com votos de muita paz e saúde.
Felicidades!!!
Francisco Giannoccaro
Coordenador
 Conselho Cívico e Cultural
Tel: 11 3244-3337
Secretaria Geral
www.acsp.com.br
Associação Comercial de São Paulo

A chuva da noite de domingo e da madrugada de hoje voltou a alagar as ruas da FAVELA PANTANAL, na zona leste da capital, e ainda causou mais estragos pela cidade e na GRANDE SÃO PAULO. Em GUARULHOS, onde 300 casas foram invadidas pelas enchentes, 32 pessoas ficaram ilhadas e um homem morreu após ter seu carro arrastado para dentro de um córrego. Na capital, o prefeito GILBERTO KASSAB anunciou a desapropriação de nove terrenos para a construção de mais conjuntos habitacionais destinados às famílias cujas casas foram atingidas pela inundação, que já dura duas semanas.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar resgataram as 32 pessoas ilhadas por causa do transbordamento do Rio BAQUIRIVU, na zona norte de GUARULHOS, perto do Aeroporto Internacional de CUMBICA. Na capital, além da volta do alagamento no PANTANAL, a tempestade provocou o desabamento de sete barracos no JARDIM DOS MANACÁS, na zona norte, deixando um homem ferido. Moradores de GUARULHOS passaram por momentos dramáticos durante a chuva.

O menino M.S.A., de 2 anos, se submeteu hoje à terceira cirurgia para a retirada de agulhas que foram colocadas no corpo dele durante rituais feitos pelo padrasto, ROBERTO CARLOS MAGALHÃES, para se vingar da mãe da criança. Na operação, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital ANA NÉRI, em SALVADOR, foram retiradas quatro agulhas, sendo três que estavam no pescoço e outra no canal medular. O procedimento teve início no começo da noite e só terminou por volta de 21:30 horas.

Após uma denúncia anônima à Polícia Civil, o ex-cabo da PM EVERALDO PEREIRA DOS SANTOS foi preso hoje de manhã numa chácara, no conjunto EUSTÁQUIO GOMES, parte alta de MACEIÓ, capital de ALAGOAS. Ele é pai da menina ELOÁ, morta no ano passado pelo namorado, que a fazia refém em um apartamento em SANTO ANDRÉ, no ABC. EVERALDO era foragido da Justiça alagoana havia 18 anos. Ele responde por pelo menos quatro assassinatos e foi reconhecido no ano passado por autoridades locais, ao ser fotografado e filmado em uma maca de hospital, devido a uma crise de hipertensão, quando a filha era feita refém pelo namorado LINDEMBERG ALVES.
Para a Polícia Civil de ALAGOAS, EVERALDO é um arquivo vivo. Ele poderia revelar detalhes de vários assassinatos emblemáticos que aconteceram em ALAGOAS. A morte do delegado RICARDO LESSA é um deles. O ex-cabo da PM foi julgado e condenado a 33 anos e seis de prisão pela morte do delegado.
O chefe da GANGUE FARDADA, o ex-TENENTE-CORONEL PM MANOEL FRANCISCO CAVALCANTE, foi transferido para ALAGOAS este mês. Também chamado de o maior arquivo vivo da GANGUE, CAVALCANTE acusou os deputados estaduais ANTÔNIO ALBUQUERQUE, JOÃO BELTRÃO e o deputado federal FRANCISCO TENÓRIO de matar o CABO PM GONÇALVES, por saber demais. Os três negam as acusações.

Um dia após o NATAL, o dramaturgo MÁRIO BORTOLOTTO, de 47 anos, dava sinais de que sua recuperação era fantástica. Pela primeira vez, depois que foi baleado, no dia 5, em um bar do teatro ESPAÇO PARLAPATÕES, na PRAÇA ROOSEVELT, ele conseguiu postar uma mensagem em seu blog “ATIRE NO DRAMATURGO”. “Estou vendo KING KONG com a minha filha”, escreveu, além de agradecer ao apoio dos amigos. Hoje pela manhã, a alta recebida da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA foi o melhor presente que ele poderia dar à sua família. Veio embalado com demonstrações de luta e amor pela vida.
BORTOLOTTO descansa em casa. “Agradeço a atenção de todos. Preciso repousar”, resumiu.

A câmera de vigilância da padaria DONNA DEÔLLA, em HIGIENÓPOLIS, pode te registrado o assassinato do empresário DÁCIO MÚCIO DE SOUZA JÚNIOR, de 29 anos, esfaqueado ao lado do local, na madrugada do domingo, após discutir com um segurança. A polícia diz que terá as imagens nos próximos dias. O segurança EDUARDO SOARES POMPEU, de 47 anos, é o único suspeito. Hoje, o enterro de DÁCIO levou dezenas de amigos ao Cemitério do ARAÇÁ.    

Em menos de 24 horas, um turista paulistano e três ladrões morreram em cinco assaltos a casas de veraneio no litoral norte de SÃO PAULO. Os crimes aconteceram no último fim de semana em praias de UBATUBA, ILHABELA, SÃO SEBASTIÃO e CARAGUATATUBA. Hoje, as Polícias Civil e Militar reforçaram a segurança nessas cidades como parte da OPERAÇÃO VERÃO.
Às 22:35 horas de sábado, o engenheiro químico JOSE ANTÔNIO DUARTE REIS, de 43 anos, foi assassinado com um tiro nas costas na frente dos filhos de 10 e 13 anos. A vítima, moradora do JARDIM AMÉRICA, bairro nobre da capital, tinha alugado uma casa na PRAIA DO LÁZARO, em UBATUBA, para passar o fim de ano. Ele teria reagido quando um criminoso invadiu a residência e pegou sua filha pela mão. Os dois lutaram. O assaltante estava acompanhado de outros dois comparsas e um deles atirou no engenheiro. Os ladrões fugiram em um CELTA sem levar nada. Uma hora depois, a PM prendeu DOUGLAS SABARÁ GIOLO, de 19 anos, que foi reconhecido pela família da vítima. Outros dois homens permaneciam foragidos até à noite.

Repetir os bons resultados de edições anteriores é o desafio dos fundistas ANOÉ DOS SANTOS DIAS, de JARDINÓPOLIS, e MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA, de SERTÃOZINHO, que treinam na região de RIBEIRÃO PRETO para a prova de SÃO SILVESTRE, na próxima quinta-feira. DIAS foi o melhor brasileiro de 2007: terceiro lugar. MARIA ZEFERINA, campeã em 2001, também foi a terceira em 2007.
A atleta teve um ano agitado. Treinou mais de um mês na SUÍÇA para a maratona do MUNDIAL DE BERLIM, na ALEMANHA, em agosto, e também para o MUNDIAL de meia-maratona em BIRMINGHAM, na INGLATERRA. Aos 37 anos, tem como meta participar da Olimpíada de LONDRES em 2012, pois ficou fora de PEQUIM em 2008 por um minuto e meio.
Os últimos brasileiros a vencer a SÃO SILVESTRE foram FRANCK CALDEIRA e LUCÉLIA PERES, em 2006. Foi a única vez em que o País teve uma dobradinha no lugar mais alto do pódio.

O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, ANTONIO PATRIOTA, informou hoje ao presidente LULA que começa a se normalizar a situação no SURINAME, onde brasileiros foram atacados. PATRIOTA disse que não há registro de mortos, como se chegou a cogitar. Também hoje, o governo surinamês informou que prendeu 35 suspeitos do ataque.
Embora a embaixada brasileira não confirme nenhuma morte em decorrência do conflito no SURINAME, brasileiros que estiveram em meio ao ataque e chegaram ontem à BELÉM afirmam ter visto corpos de conterrâneos, enquanto tentavam fugir do local.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, interrompeu hoje seu recesso de fim de ano no HAVAÍ para tentar acalmar a opinião pública sobre a ameaça terrorista. Após a organização AL-QAEDA ter assumido estar por trás do ataque frustrado a um avião da NORTHWEST AIRLINES, em DETROIT, no dia de Natal, OBAMA disse a jornalistas que já determinou uma rigorosa revisão dos procedimentos de segurança aérea e do sistema de monitoramento da lista de suspeitos de terrorismo.
A medida ocorreu após o nigeriano UMAR FARUK ABDULMUTALLAB – que constava da lista – ter conseguido embarcar em AMSTERDÃ com visto dos EUA e carregando escondidos no corpo poderosos explosivos. “É absolutamente crucial que aprendamos com esse incidente”, disse OBAMA. Ele acrescentou que as autoridades “não descansarão” até que se encontrem todos os envolvidos.

Um homem-bomba atacou hoje uma procissão xiita em KARASHI, a maior cidade do PAQUISTÃO, matando pelo menos 30 pessoas e ferindo outras 60. Os fiéis celebravam a ASHURA, festival que lembra a morte do neto do Profeta MAOMÉ, HUSSEIN.
Xiitas furiosos com o ataque responderam com violência e atearam fogo a automóveis, mercados e lojas. Os manifestantes também lançaram pedras contra policiais paquistaneses e seguranças privados que estavam encarregados de vigiar a procissão.

2 010      :          -       TERÇA-FEIRA
O caderno METRÓPOLE de “O ESTADO DE SÃO PAULO” publica “CUPINS E INFILTRAÇÕES AMEAÇAM PALÁCIO SEDE DA JUSTIÇA PAULISTA, NO CENTRO”. Em algumas áreas, como a biblioteca, funcionários têm de trabalhar em meio a andaimes e suportes; reforma deve custar 50 milhões de reais. As vigas metálicas espalhadas pelos austeros corredores do 6º andar denunciam que há algo de errado no Palácio da Justiça, a sede do Judiciário paulista, no centro da capital. Elas tiveram de ser instaladas às pressas, depois que um laudo encomendado pelo Tribunal de Justiça constatou infestações de cupim, infiltrações e sobrecarga de equipamentos sobre o forro de estuque, que ameaçava desabar. A situação mais crítica era a da biblioteca, no 4º andar. Ali, os arquitetos encontraram danos severos na estrutura de madeira que sustenta o forro de 219 metros quadrados. Além da instalação de andaimes e mantas de proteção, recomendou-se a imediata interdição do salão de leitura, reservado aos visitantes. O acervo foi transferido para outro prédio. Os funcionários só tiveram autorização para continuar trabalhando debaixo do forro depois que ele recebeu as novas vigas de sustentação. O projeto de restauro do telhado, mais urgente, deverá ser entregue em 90 dias para que o TJ possa agilizar os pedidos de autorização junto aos órgãos estadual e municipal de defesa do patrimônio histórico (CONDEPHAAT e CONPRESP) e providencie a contratação da obra.

Passado o Natal e a data de meu aniversário, falta apenas o final do ano para terminar o tempo das festas. Hoje estou bem mais tranqüilo e posso trabalhar no computador durante algumas horas da manhã. Por volta das 11:30 horas estou me dirigindo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Embora a entidade esteja fechada compareço lá a fim de verificar os últimos documentos que chegaram. Não há novidades dignas de registro. Apenas recebo o apoio de vários oficiais que me convidam para almoçar. Discutimos o encerramento do ano e os projetos que estamos desenvolvendo para 2011. A Sociedade deverá sofrer uma série de modificações em virtude do dinamismo que estamos impondo em certos setores.
No retorno para GUARULHOS venho lendo “O DESPERTAR” primeiro livro da série “DIÁRIOS DO VAMPIRO”, de L.J. SMITH, que ganhei hoje do COLOMBO. Trata-se da atração de ELENA, uma estudante, por um seu colega, misterioso, STEFAN. Vivendo à sombra de sua história, ele precisa resistir a ELENA. Mas não pode fugir de sua natureza: é um vampiro, e talvez não seja capaz de controlar seus instintos. STEFAN é irmão de DAMON. Este quer se vingar do irmão, e para isto está disposto a roubar o que STEFAN mais ama, ou seja, ELENA. Irmãos e inimigos mortais, DAMON e STEFAN SALVATORE são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária por serem vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna.    
Já em casa, abrindo a Internet, vejo as fotografias tiradas no RIO DE JANEIRO em 19 de outubro pelo GEORGE TRAJANO, sargento do EB. Foi quando recebemos o Colar “COMENDA THOMÉ DE SOUZA” da FALASP.

A cidade de ITARANA (ES) decretou emergência por causa dos prejuízos causados pela chuva que atinge a região desde a madrugada de segunda-feira, dia 27. O rio que corta a cidade está dois metros acima do normal e inunda várias ruas. Seis pontes em estradas vicinais foram destruídas e comunidades no interior estão isoladas. Segundo a Defesa Civil, em todo o estado, mais de 41 mil moradores foram prejudicados pelas chuvas.

O superávit primário (economia para abater a dívida pública) do governo federal caiu 86% em novembro na comparação com outubro. O resultado levou integrantes da equipe econômica a jogarem a toalha quanto ao cumprimento, sem artifícios contábeis, da meta fiscal da União, de Estados e municípios, que é economizar 3,1% do Produto Interno Bruto. O ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, admitiu pela primeira vez a possibilidade de descontar investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do cálculo do superávit. “Estamos trabalhando para o governo cumprir a meta cheia, mas há dificuldades para Estados e Municípios. A UNIÃO vai cumprir os 2,15%, mas não sei se serão atingidos os 3,1%. Até a semana passada, MANTEGA garantia que a meta cheia seria alcançada por todas as esferas de governo.

O governador eleito GERALDO ALCKMIN confirmou hoje mais três secretários de seu governo – o deputado estadual BRUNO COVAS para o MEIO AMBIENTE, ÉDSON GIRIBONI para SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS e o ex-prefeito de SÃO VICENTE MÁRCIO FRANÇA para o TURISMO. A manobra amplia o leque de apoios ao futuro governo tucano, ao incorporar os verdes e o PSB. Com 19 nomes definidos, ALCKMIN prometeu anunciar os oito que faltam em dois dias.

A passagem de ônibus municipal em SÃO PAULO vai subir de R$2,70 para R$3,00 no dia 5 de janeiro de 2010. Um aumento de 11,11%. A integração com o metrô e os trens da CPTM vai de R$4,07  

Cinco recém-nascidos morreram em menos de 15 dias nas UTIs neonatal e pediátrica do Pronto-Socorro Municipal de CUIABÁ, em MATO GROSSO. Os bebês foram vítimas de infecção generalizada causada por bactéria. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as UTIs passam por processo de desinfecção e o atendimento foi reduzido durante 48 horas, período necessário para que os produtos utilizados façam efeito, mas não houve interdição das unidades.

Faleceu o advogado HÉLIO ULPIANO DE OLIVEIRA, aos 90 anos. Filho de advogado formado no Largo de São Francisco, seguiu a carreira do pai. Especialista em Direito Civil, atuou em grandes casos, como o da herança de AMADOR AGUIAR, diretor do BRADESCO, morto em 1991. O caso corre há doze anos na Justiça. Depois da morte da mulher, em 2003, ele decidiu escrever suas memórias em dois livros. Em RECORDAÇÕES DE VÔ HÉLIO, HISTÓRIAS DE AMOR E DE VIDA, de 2004, ele conta a infância e as viagens que fez ao lado da mulher. O volume dois, de 2007 RECORDAÇÕES DE VÔ HÉLIO, FÉRIAS EM FAMÍLIA, TERESÓPOLIS, GUARUJÁ, MARANDUBA e BONETE traz trechos escritos pelos filhos sobre as lembranças que tiveram juntos.

Era questão de tempo. Após se tornar o filme brasileiro de maior bilheteria batendo “DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS” (1976), em 8 de dezembro – quando chegou aos 10.736.995 de espectadores após nove semanas de exibição – TROPA DE ELITE 2, do diretor JOSÉ PADILHA, tornou-se o filme com a maior bilheteria da história do BRASIL, somando R$102,6 milhões. O antigo campeão AVATAR havia acumulado R$102,3 milhões. A informação foi divulgada pelo site FILME B. TROPA DE ELITE 2 mostra o ex-capitão NASCIMENTO – agora CORONEL – combatendo os crimes políticos no RIO DE JANEIRO. 

Para a diplomacia americana, o BRASIL é peça central na rota do tráfico de drogas no mundo, segundo uma série de telegramas enviados de diversas embaixadas dos EUA e vazados pelo WIKILEAKS. Os documentos ainda mostram como o ITAMARATY estaria “preocupado” com a “conexão entre o governo boliviano e os produtores de coca” e revela dados alarmantes sobre o volume do tráfico entre BOLÍVIA e o BRASIL.

A descoberta de oito dentes pré-históricos em uma caverna a leste de TEL-AVIV poderá indicar ancestrais humanos mais conhecidos atualmente. Os dentes são de data anterior à dos espécimes humanos localizados no Sudoeste da ÁSIA, segundo pesquisadores da Universidade de TEL-AIV. Cientistas usaram tecnologia avançada por imagem, análise comparativa e exame da terra e dos restos encontrados ao redor dos fósseis para datá-los entre 300 mil e 400 mil anos atrás. Embora os dentes não tenham as mesmas características das dos neandertais ou dos primeiros homens modernos, eles possuem uma “considerável afinidade com o HOMO SAPIENS, disseram os pesquisadores em um relatório publicado no AMERICAN JOURNAL OF PHYSICAL ANTHOROPOLOGY. Uma das possibilidades é que os dentes pertençam a um ancião, ancestral direto dos primeiros seres humanos que evoluíram independentemente de outros na ÁFRICA e na EUROPA, disse ROLF M. QUAM, professor de Antropologia da State University de NOVA YORK em BINGHAMTON.  

AGATHE VON TRAPP, a mulher cuja história familiar inspirou o filme A NOVIÇA REBELDE, morreu nesta terça-feira, aos 97 anos, informou a amiga MARY LOUISE KANE. Ela estava internada em um hospital em BALTIMORE, no subúrbio de TOWSON, desde novembro, quando apresentou um quadro de insuficiência cardíaca. VON TRAPP era a filha mais velha do oficial da marinha austríaco CAPITÃO GEORG RITTER VON TRAPP. Os sete filhos que ele teve com a primeira mulher foram a base para a história da família no musical de 1965. KANE viveu com AGATHE por cinco décadas e dirigiu com ela um jardim de infância na paróquia do Sagrado Coração em GLYNDON, MARYLAND.

O importante jazzista BILLY TAYLOR morreu nesta terça-feira em NOVA YORK de insuficiência cardíaca, aos 89 anos. O compositor, que introduziu o gênero a um novo público como apresentador de televisão, era também professor e descobridor de talentos. A entidade cultural e artística KENNEDY CENTER, em WASHINGTON, dirigida por TAYLOR desde 1994, o descreveu como “um grande homem de estado e embaixador do jazz em todo o mundo”. TAYLOR nasceu em GREENVILLE, na CAROLINA DO NORTE, em 1921, e se mudou para NOVA YORK, onde tocou jazz com grandes nomes, como MILES DAVIS, CHARLIE PARKER e BILLIE HOLIDAY, entre outros.