terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PRIMEIRAS ATIVIDADES DA SOCIEDADE VETERANOS DE 1932-MMDC EM 2017






HISTÓRICO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC (2017)

A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC encontra-se em recesso administrativo até 25 de janeiro, mas determina que o PLANO DE AÇÃO desenvolvido no ano passado seja obedecido na íntegra.

16 DE JANEIRO DE 2017       :      -      SEGUNDA-FEIRA
Corre o mês de janeiro. Já estamos no dia 16 e, dentre mais nove dias estaremos retornando aos nossos afazeres na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Mas, hoje, praticamente vai acontecer a primeira solenidade do ano em que participaremos. Serão entregues dez medalhas “HERÓIS DE 32” por ocasião do 37º Aniversário do 19º BPMM e o Comandante Interino, MAJOR PM CÁSSIO PEREIRA NOVAES, acertou com o nosso Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”, através SARGENTO TARCÍSIO, vereador em OLÍMPIA essa cerimônia.
Por volta das 7:20 horas, uma viatura vem me buscar com os PMs RAFAEL e DANILO. Vamos diretamente para a sede do 19º BPMM. Depois de um certo tempo, revejo o MAJOR PM NOVAES, há quinze dias no comando interino do batalhão. Conversamos sobre essa Unidade que me traz muitas recordações. Há questão de 27 anos, em 1990, participei do décimo aniversário do 19º BPMM, quando comandei a área LESTE (CPA/M-4). Além disso, conhecemos o MAJOR PM NOVAES desde os seus tempos de tenente. Lembramos também do falecido TENENTE-CORONEL PM WÁLTER, quando comandou um batalhão da área norte e foi o primeiro presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”.
E as reminiscências de nossa vida na PM não ficam por aí. É que, no COLÉGIO CASTRO ALVES, local onde irá acontecer a solenidade, vamos encontrar com o CORONEL PM MENDONÇA, antigo tenente de ROTA, envolvido no caso do Manicômio Judiciário, juntamente com o então tenente MASCARENHAS. Mais tarde, já como TENENTE-CORONEL, o MENDONÇA comandou o 19º BPMM, durante muitos anos. Ele vem hoje para ser homenageado pela tropa do seu antigo batalhão. Também é o caso do TENENTE-CORONEL PM MAGALHÃES, atual comandante do BAEP de SANTOS. Um outro oficial, que trabalhou comigo no 2º BPChq, hoje CORONEL PM MÁRCIO TADEU, também já na reserva, participa desse evento.
Somos apresentados ao vereador CAIO MOREIRA, uma força jovem nessa nova legislatura que começa em 2017. É amigo do vereador TARCÍSIO e irá ser de grande valia para o futuro do MMDC.
Encontramos também o ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES, nosso associado que pertence às diretorias de vários núcleos recém-criados, como é o caso do NÚCLEO MMDC-TJ “PRINCIPE DOS POETAS PAULO BOMFIM”; NÚCLEO MMDC- CAETANO DE CAMPOS, da Secretaria

da Educação e NÚCLEO MMDC-TC “TENENTE HORÁCIO RAMALHO”.
Mais tarde, chega também o Deputado Federal MAJOR PM OLÍMPIO. É amigo dos homenageados MENDONÇA e MAGALHÃES, além do nos conhecer há longos anos.
Vão receber as honrarias do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”:
MAJOR PM CÁSSIO PEREIRA NOVAES
MAJOR PM JOSÉ CARLOS SIMÕES LOPES
CAPITÃO PM WÁGNER ROBERTO SANCHES LIMA
CAPITÃO PM MARCELO LEONARDO PINTO
SUBTENENTE PM JOSÉ APARECIDO DA SILVA
CABO PM CRISTIANE ARLINDA OLHER SARZI
CABO PM SANDRO SILVA COELHO
CABO PM GEILDA MARIA DA SILVA
SOLDADO PM ALEXANDRE DE JESUS PEREIRA
SOLDADO PM ANDRÉ WANDERLEI 
Na fala das autoridades, principalmente o Deputado Federal MAJOR PM OLÍMPIO, vamos compreender a extensão da crise que avassala o BRASIL nos dias atuais e a importância ao culto ao Movimento Constitucionalista de 32, quando a Nação pegou em armas contra a DITADURA VARGAS. São episódios separados por 84 anos, mas que se torna atualíssimo, pois vem demonstrar os valores dos nossos heróis do passado. O BRASIL está muito pior do que naquela época. A Polícia Militar, como sempre, sofre as agruras de tudo isso. Ainda bem que temos o MAJOR PM OLÍMPIO para nos defender em BRASÍLIA.
Esse é, portanto, o primeiro evento em que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC vai participar ativamente em 2017. Demonstra que iremos ter um ano de grandes acontecimentos, talvez com outros desdobramentos antes mesmo de iniciar nossos trabalhos em 25 de janeiro, com a solenidade marcada para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 para a data do aniversário da cidade de SÃO PAULO, às 15 horas. Diz o ROBERTO CARLOS que o TRIBUNAL DE CONTAS quer entregar as honrarias do NÚCLEO MMDC-TC “TENENTE HORÁCIO RAMALHO” ainda em janeiro.

20 DE JANEIRO DE 2017
Recebo uma notícia nada interessante nesta manhã. A TINA, que trabalha no Conselho de Honrarias e Mérito encontra-se de férias. As portas do Conselho irão se abrir somente no dia 2 de fevereiro. Desta maneira, os diplomas das medalhas MMDC (que serão entregues no dia 24) e DRÁUSIO (marcadas para dia 25) não poderão ser chanceladas.
Entro em contato com o SARGENTO TARCÍSIO e este fica de ligar para o Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito.
Nas conversas por celular com RODRIGO e HERNNANNY GUTIERRES surgem o convite para 25 de janeiro, um primor do nosso Presidente do Núcleo de ATIBAIA, que também está trabalhando no novo logotipo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e no dos 85 anos da Revolução Constitucionalista. Tudo isso irá ser apresentado nos eventos que marcarão a abertura oficial das atividades da Sociedade em 2017.
Também vou colocar no blog a lista dos agraciados com a Medalha MMDC para o dia 24 de janeiro, em parceria com o 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, por ocasião do seu 38º Aniversário

24 DE JANEIRO DE 2017
Pelo celular, o RODRIGO manda as imagens sobre seu trabalho em madeira, referentes ao novo brasão da Sociedade e ao logotipo dos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 32. Pretendemos criar uma situação nova no MMDC. Como nossos veteranos já estão entrado em idade, todos com mais de cem anos, pretendemos dar uma ênfase maior para a COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32 – COFAM – que tem como presidente a atual Comandante do Exército Constitucionalista, dona ELZA D´AMBRÓSIO BUZATTO. O novo brasão da Sociedade visa isso, uma fase nova no MMDC. E esse brasão será lançado hoje no evento do 18º BPMM.
No horário marcado, MARINEI CHALUB chega para irmos ao evento do 18º BPMM, no ESPAÇO LIBERTY, Rua ENÉIAS LUÍS CARLOS BARBANTI, bem perto da Editora ABRIL, FREGUESIA DO Ó.
Encontramo ali a oficialidade em peso da área NORTE, com o CORONEL PM MARCELINO FERNANDO DA SILVA à testa do evento. O MAJOR PM OKASAKI é o Comandante Interino do 18º BPMM, mas o TENENTE-CORONEL PM, comandante afastado, está presente para receber as honras de seu batalhão. MAJOR PM OLÍMPIO, nosso deputado federal, vem prestigiar a cerimônia do aniversário da Unidade. O nosso Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO” ajudou a organizar a listagem das pessoas que irão receber a MEDALHA MMDC, bem como trouxe o novo brasão da Sociedade e o símbolo dos 85 Anos da Revolução Constitucionalista de 32. Também encontram-se no ESPAÇO LIBERTY: TENENTE-CORONEL PM VICENTE DE PAULO DO ROSÁRIO JÚNIOR, Cmt do 9º BPMM; TENENTE-CORONEL PM MARCELO BARBOSA DE OLIVEIRA, Cmt do 43º BPMM; TENENTE-CORONEL PM MÁRCIO TADEU ANHAIA LEMES; MAJAOR PM CLÁUDIO OLIVAL, Cmt interino do 47º BPMM;  doutor EMÍLIO CARLOS PERNAMBUCO, delegado titular do 74º DP; MAJOR PM Res LUÍS CARLOS CRESPILHO; WILLIAM MASCARENHAS, MARCELO COVATZ (que confeccionou as medalhas que serão entregues nesta tarde), ELZA D´AMBROSIO BUZATTO (atual Comandante do Exército Constitucionalista e Presidente da COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32 - COFAM); MARIA LÚCIA CAMARGO (nossa Diretora Jurídica, PAULA (esposa do RODRIGO GUBENBERG), MAURÍCIO KIRILOS( vice-presidente do NÚCLEO MMDC SECRETARIA DA EDUCAÇÃO “CAETANO DE CAMPOS”, LARISSA (abalada pela morte do 1º TENENTE MARUM, colega de seu marido, o 1º TENENTE PM SERPA) e muita gente conhecida, fazendo com que o ESPAÇO LIBERTY seja pequeno para tanta gente.
Com a mesa constituída, o CORONEL PM MARCELINO abre os trabalhos dessa solenidade. Após o canto do HINO NACIONAL BRASILEIRO são entregues títulos de AMIGOS DO 18º BPMM.
Na sequência, vamos entregar a MEDALHA MMDC para as seguintes pessoas:
CAPITÃO PM RENE MACEDO VENTURA
2º TENENTE PM CRISTIANE DA SILVEIRA MATOS CABRAL
1º SARGENTO PM FRANCISCO ALEXANDRE FILHO
2º SARGENTO PM LUCAS PARO BARRETO
CABO PM CAMILA REGINA PARA ASSU
CABO PM WAGNER ROBERTO RODRIGUES
CABO PM JÃO BATISTA SILVA NETO
CABO PM MARCOS JOSÉ SANTOS
CABO PM SANDRA DE SOUZA OLIVEIRA HORVATH
CABO PM RAPHAEL PERRUCCI DE SOUZA
CABO PM LUCIANO DA SILVA PEREIRA
CABO PM MARCIO ROGÉRIO DE SIQUEIRA
CABO PM LÚCIA HELENA BARBOSA DE JESUS
CABO PM MARCELO JACOBINO DE FREITAS
CABO PM CARLOS ALBERTO DE MORAES
CABO PM GUILHERME HENRIQUE CAMPOS SALLES
CABO PM ALEXANDRE MAIA DA SILVA
CABO PM MARCIO DOUGLAS DA SILVA
CABO PM MANOEL ARMANDO LUTUSA DE ALENCAR AGRA
SOLDADO PM LEANDRO ORTIZ
SENHOR GIUSEPPE MISITI
SENHOR FRANCISCO NOGUEIRA
SENHOR PEDRO CARLOS DOS SANTOS SABINO
SENHOR DELFIN TOMAZ SABINO FILHO
SENHOR BRUNO SILVESTRE DA SILVA
SENHOR ROGÉRIO TETSU OKUBO
SENHOR MARCELO FERRO
SENHOR MARCIEL ALVES COUTINHO
SENHOR JOSÉ THADEU DE OLIVEIRA
SENHOR CARLOS ROBERTO APOLINÁRIO
SENHOR JOÃO AGRIPINO CÓLIS DA SILVA
SENHORA ANA LÚCIA DA SILVA RODRIGUES
O MAJOR PM OKASAKI, Comandante Interino do 18º BPMM, criou na sua Unidade a CHALLENGE COIN, entregue pela primeira vez na Unidade. Quase que todo o batalhão recebe a CHALLENGE COIN, dando o sentido principal do aniversário do batalhão. Também é feita uma homenagem póstuma ao JOÃO BATISTA DE SOUZA FILHO, falecido recentemente e que durante treze anos pertenceu ao CONSEG da área do 18º BPMM. Sua família recebe um mimo destinado à memória de quem tanto fez pela comunidade na região. Após o evento, acontece uma confraternização no ESPAÇO LIBERTY, inclusive com um jantar. Mas já é tarde e MARINEI vai me trazer até em casa.Praticamente começa hoje as atividades do MMDC em 2017.

25 DE JANEIRO DE 2017
Às 13:30 horas, MARINEI CHALUB vem me buscar para irmos ao OBELISCO DO IBIRAPUERA. Iniciaremos as atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 com a entrega da MEDALHA DRÁUSIO.
No Parque do Ibirapuera o trânsito é intenso. Está havendo um show nas imediações, mas isso não prejudica o nosso evento. Também estão sendo retiradas as arquibancadas que foram construídas para uma corrida pedestre, que ocorreu pela manhã.
Muita gente está chegando ao Obelisco, não só para a solenidade programada, como também para visitar esse marco principal da cidade de São Paulo. O CABO PM GILBERTO encontra-se de serviço. Ele muito nos auxiliar nas explicações sobre o Obelisco àqueles visitantes que comparecem.
O menino THALES SANCHES gosta muito do local. Ele já se encontra presente há algumas horas. Seus pais permitem que ele visite com assuidade o Monumento Mausoléu, Com apenas 14 anos, gosta do que aconteceu em 1932.
RODRIGO GUTENBERG (presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO); HERNNANY GUTIERRES (NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”); MAURÍCIO KIRILOS (Vice-Presidente do NÚCLEO CAETANO DE CAMPOS, da Secretaria de Educação) e também diretor dos NÚCLEOS MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32” E “TENENTE HORÁCIO RAMALHO”, DO TRIBUNAL DE CONTAS), ELZA D´AMBRÓSIO BUZATTO (Presidente da COFAM e Comandante do Exército Constitucionalista); WILLIAM MASCARENHAS (Chefe do Estado Maior do Exército Constitucionalista); MARCELO COVATZ (2º Secretário da Diretoria Executiva); dona NADIR (viúva de AMADO RÚBIO) e LÍGIA (filha de AMADO RÚBIO); NEUSA MARIA BELTRAME (diretora do NÚCLEO DE BRAGANÇA PAULISTA); 1º TENENTE MANUEL (do NÚCLEO DE PIRACICABA), JOÃO FRANCISCO AGUIAR (NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE SÃO PEDRO); DOUTORA MARIA L.ÚCIA CAMARGO (DIRETORA JURÍDICA DA DIRETORIA EXECUTIVA), MAZZEI, ICIBACI e muitas outras pessoas que no momento fogem os nomes.   
A CABO PM DÉBORA, do CORPO MUSICAL, é a nossa oradora. A camerata, também do Corpo Musical, vai executar o HINO NACIONAL BRASILEIRO.
Fazendo uso da palavra, declaro aberto o 85º ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, com o lançamento do símbolo dos 85 anos, de autoria de HERNNANNY GUTIERRES, e trabalho em madeira executado pelo RODRIGO GUTENBERG. Também é apresentado o novo BRASÃO do MMDC, iniciando uma fase destinada agora aos descendentes dos heróis de 32, tendo dona ELZA D´AMBRÓSIO BUZATTO comp Presidente da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32 (COFAM).
A entrega da Medalha é feita individualmente, conforme os indicados são chamados pela cerimonialista.
Vão ser condecorados com a MEDALHA DRÁUSIO:
TENENTE CORONEL PM              MAURO AKIRA MORISHITA (não pode comparecer)
MAJOR PM                           MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA (não pode comparecer)
CAPITÃO PM                                   LAÉRCIO HENRIQUE JUSTINO DE OLIVEIRA
PROFESSOR                                   RODRIGO GUTEMBERG
1° TENENTE PM                  ANDRÉ MANOEL DA SILVA CANDIAN
AL OF PM                             JACSON GIOVANI
AL OF PM                             CLAUDIO GARCIA XAVIER
SRA                                       NEUSA MARIA BELTRAME
SUB TEN PM                                   CARLOS ALBERTO DA SILVA
1° SARGENTO PM              JULIO CESAR DE FREITAS AVALLONE
3° SARGENTO PM              MARCIO FERNANDES                  
SR.                                         JOÃO FABIANO DE GODOY SILVA
CABO PM                             WELLINGTON LEITE CAMBOIM DE LIMA
CABO PM                             MARCOS AURÉLIO BERNARDES
CABO PM                             CLAUDIO APARECIDO OLIMPIO
SR.                                         JORGE LUIS MARTIN
SD PM                                               FELIPE CAPELLO FERREIRA DA SILVA
SD PM                                               RAMON LUDVIG DE MORAES
SD PM                                               MANOEL PINHEIRO ALVES DE MOURA
COLAR DA VITÓRIA
MARTA LILIA PORTA (não pode comparecer na solenidade de entrega do COLAR DA VITÓRIA e a outorga da honraria acontece nesta solenidade.
O oficial conduzindo o pavilhão nacional adentra o local e é feita continência à Bandeira dos condecorados, sob o Comando do CAPITÃO PM LAÉRCIO HENRIQUE JUSTINO DE OLIVEIRA.
O SUB-TENENTE CARLOS ALBERTO DA SILVA fala em nome dos agraciados e nosso associado LUZ explica as origens da Bandeira de São Paulo.
Terminada a solenidade, um dos alunos oficiais do Curso de Administração, em andamento na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, cuja formatura acontecerá em 29 de abril, anuncia que a turma chamar-se-á “CAPITÃO GINO STRUFFALDI”, em homenagem ao eterno Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Esse acontecimento é algo que nos deixa muito contente. O reconhecimento ao velho guerreiro é algo que empolga todos os associados do MMDC.
Dona NADIR e dona LÍGIA querem homenagear o eterno Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO. As cinzas do dedicado associado não podem ser colocadas no Monumento Mausoléu porque ele não foi combatente (nasceu no dia 9 de julho de 1932), mas demonstrou muita dedicação ao MMDC. Apresento a sugestão de que suas cinzas sejam jogadas de helicóptero sobre o Obelisco, possivelmente em 9 de julho. Essa ideia é aceita pelos familiares de AMADO RÚBIO.
Essa primeira solenidade no OBELISCO é uma verdadeira confraternização dos associados do MMDC, onde surgem muitas ideias para o transcorrer de 2017, inclusive revitalizando os núcleos de BRAGANÇA PAULISTA e NOVA ODESSA, que em 2016 não apresentaram quase nada.
THALES SANCHES pega uma “carona” com a MARINEI. Fica na estação do metrô TIRADENTES. MARINEI vai me conduzir de retorno ao meu lar. Ela demonstra dedicação ao MMDC.
FUNDAÇÃO CASA. GUSTAVO será enterrado amanhã. 

29 DE JANEIRO DE 2017   :      -    DOMINGO
Estou trabalhando na biblioteca, atualizando os últimos dias em minhas memórias, quando chega a notícia, pelo celular, da morte do veteraníssimo de VERA CRUZ, professor ANTÔNIO ANDRADE GUIMARÃES, o “seu” TOTÓ. Entro em contato com o RODRIGO a fim de que a triste notícia seja colocada no site da Sociedade  
domingo, 29 de janeiro de 2017
Open Menu

Morre o último ex-combatente da Revolução de 1932
Aos 103 anos, 'seu Totó' era considerado uma lenda viva. Ele será sepultado neste domingo e deve receber honras militares
A história da Revolução Constitucionalista de1932 teve na noite deste sábado mais um triste capítulo. Morreu o último ex-combatente daquela época, o professor Antonio Andrade Guimarães, conhecido carinhosamente por 'seu Totó', aos 103 anos. Ele estava internado após sofrer uma queda acidental em casa, na vizinha cidade de Vera Cruz. O sepultamento será neste domingo (29), às 16h, no cemitério da cidade. O corpo deve ser velado a partir das 7h30, também na cidade e seu Totó deve receber honras militares de comandantes de Marília e Garça.
Seu Totó ao lado do comandante da PM de Garça, capitão Luiz Claudio Gomes de Sá e seu irmão, Luiz Carlos Gomes Gomes de Sá, Advogado e membro do Rotary Clube.
Seu Totó foi um dos 35 mil paulistas que pegaram em armas contra a ditadura de Getúlio Vargas, há 84 anos. Sua história como ex-combatente foi motivo de uma reportagem especial do jornal O Estado de SP, no dia 9 de julho do ano passado, em comemoração a mais aniversário da Revolução.
Eu era um moço, 18 ou 19 anos, entrei como voluntário e passei 78 dias no campo de batalha, mudando de uma trincheira para outra. Os soldados do Getúlio invadiram nossa trincheira, machucaram alguns dos nossos e fizeram prisões, quando não mataram. Eu escapei por pouco. Meus companheiros foram presos e levados para a Ilha das Flores, no Rio de Janeiro”, conta seu Totó ao jornalista José Maria Tomazela.
Depois da revolução, Antonio Andrade Guimarães tornou-se professor, diretor de escola e ajudou a fundar o Rotary Club de Vera Cruz. Constantemente era homenagenado no dia 9 de Julho (no ano passado uma delas foi da Polícia Militar em Marília).
Seu Totó, o último ex-combatente da região.
Nesta noite, o Rotary Clube de Marília Coroados divulgou uma mensagem sobre a morte de seu "Totó": "O RC de Marília Coroados lamenta profundamente o ocorrido e com muita tristeza presta nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e aos companheiros do RC de Vera Cruz".
O comandante do Policiamento de Vera Cruz, Sargento Luiz Rogério, afirmou que "seu Toto foi um ícone, exemplo a ser seguido, homem valoroso e honrado tanto que o Quartel em Vera Cruz carrega sua foto como herói não só a revolução de 32 mas de Vera Cruz"

RODRIGO GUTENBERG manda-me uma mensagem acerca de seu trabalho sobre um livro que está preparando para ser lançado ainda este ano. Ele escreve sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Iniciou essa tarefa no dia 25 de janeiro de 2017.
Meu caro amigo coronel Ventura,
Tenho me dedicado a este novo e grande projeto que é o nosso livro. O nome ainda indefinido, desde já peço que seja proposto pelo senhor, pois sua criatividade certamente nomeará precisamente esta grande obra do porvir.
Após alguns meses de trabalho, eu escrevia dois livros simultaneamente, mas, descontinuarei temporariamente. 
Temos quatro meses de trabalho, neste primeiro mês (iniciado dia 25/01/017) estou fazendo o estudo do histórico da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, que contém incríveis mais de 1.900 páginas, escritas pelo senhor. Paula está me ajudando e será a editora do livro. Proporei para o senhor, pessoalmente, o nome de uma pessoa para ser a prefaciadora e sua indicação para este espaço é fundamental. 
O planejamento para a conclusão do estudo será de 63 dias. Então, o início da transcrição inicia no fim da pesquisa, pois aí terei os aportes necessários para ajudar a escrever. Felizmente, todo o histórico do MMDC já está quase concluído. 
O prazo previsto e que será alcançado para a conclusão da obra, pronta para sua análise será em meados de maio e 2017. Dando assim, tempo para o trabalho na gráfica.
Um patrocínio irá financiar esta obra, ainda não está definido por quem, mas, já iniciei os contatos para fazer deste projeto uma realidade. O valor de venda do livro será integralmente revertida para os cofres da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Após a definição de valores de produção e comercialização, apresentarei documentação destas condições, para que o senhor analise e delibere.
No último dia 25 de janeiro tive a honra de ser condecorado com uma das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista, a Medalha Dráusio Marcondes de Sousa (Decreto N.60.730/2014), e senti novamente o peso da responsabilidade de continuar o "bom combate" pela nobre causa que é a ideologia "Revolução Constitucionalista de 1932", pois não há como negar que aqueles ideais defendidos em 1.932 como por exemplo, a soberania do Estado, a liberdade, o governo popular, o progressismo, vanguardismo e o valor a vida perduram até hoje e se temos uma Carga Magna que nos torna livres, foi por conta da luta constitucionalista de 32. 
Ser condecorado, não é o prêmio final, não quer dizer que foi um missão cumprida, na verdade significa que é aí que sua incumbência, a obrigação, o comprometimento deve ser robusto, resistente e honesto.Portanto, não sei como agradecer a distinção que me foi concedida e mais do que isso, a predileção e a confiança que a mim foi outorgado. 
Um grande abraço!

30 DE JANEIRO DE 2017    :      SEGUNDA-FEIRA
Recebo imagens do velório e féretro do senhor ANTÔNIO ANDRADE GUIMARÃES, o “SEU” TOTÓ, o último veterano da região de BAURU/MARÍLIA, residente em
Saio mais cedo de casa. Vou a uma reunião na AOMESP, na TABATINGUERA. Ali encontro com vários conhecidos: MAURÍCIO, MANUELA e SOPHIA. Almoçamos e conversamos acerca dos problemas que inodoam o país. Depois, vou ao MUSEU MILITAR. MARINEI ainda está pondo a Casa em ordem. 
HERNNANNY GUTIERRES, Presidente do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”, entra em contato, via whattsapp, para escolher a data de 25 de março quando será lançada a nova Medalha do Núcleo. Pretende reunir o Conselho da Medalha em um jantar num lugar nobre de ATIBAIA. Manda, também, as datas de entrega de medalhas em seu núcleo, durante o ano corrente.
Telefona-me o LUIZ CARLOS JOAQUIM, presidente do INSTITUTO DOS DOCENTES DO MAGISTÉRIO MILITAR DO MATO GROSSO DO SUL. Quer ele indicar três autoridades para serem agraciadas com a MEDALHA MMDC. Oferece para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC a MEDALHA MARECHAL TROMPOWSKY. Tenho essa medalha. Quer ele conceder a ORDEM DO MÉRITO DA IDMM-MS. Vamos manter contato via email.
Teremos em 3 de fevereiro, às 10:30 horas, a passagem da Direção do HOSPITAL MILITAR DA ÁREA DE SÃO PAULO. O CORONEL Médico SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI entregará a direção para o CORONEL Médico MÁRIO DE SOUZA ROSAS FILHO. Sou convidado para participar da solenidade de Passagem e Assunção da Direção do HMA-SP.
JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ comparece ao MUSEU MILITAR. Vem pagar a anualidade de 2017 com a MARINEI. Ele trabalhou na Sociedade no início dos anos 1970. Relembra de MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA e as brigas com o GENERAL MEIRELLES. Por causa disso ele se retirou do MMDC.
A pintura dos prédios do MUSEU MILITAR vai sendo feita aos poucos, mas o CORONEL PM GALDINO, atual Diretor, vai transformando a situação horrível em que se encontrava o MUSEU, ainda fechado ao público.
Ameaçando chuva, MARINEI transporta-me até em casa. Ela conta as dificuldades que está tendo para comprar um apartamento na região onde está morando. Preocupa-se também com o seu filho GABRIEL. Vai ele prestar exame para ingresso na Escola de Soldados, no próximo domingo
31 DE JANEIRO DE 2017
Vamos condecorar hoje o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI com o GRÃ COLAR “HERÓIS DE 32”, do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”. O vereador TARCISIO, de OLÍMPIA, está tratando dos contatos com o TJ. Passo às pressas pelo MUSEU MILITAR, onde converso com a MARINEI sobre os trabalhos de hoje. Ela cuida dos boletos do primeiro trimestre do ano, com o intuito de consertar as finanças da Sociedade. Como sempre, temos associados que se “esquecem” de pagar suas mensalidades. A faixa dos maus pagadores é da ordem de 40% e isso faz com que o MMDC tenha dificuldades financeiras.
Também converso com o Diretor do MUSEU MILITAR, CORONEL PM GALDINO, mas logo estou indo para o TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Na PRAÇA DA SÉ encontro o advogado SIDNEI LOBO PEDROSO e seu filho (tem o mesmo nome do pai). O SIDNEI quer entregar um ofício ao Presidente do TJ solicitando a data de 7 de julho para fazer o 2º Júri Simulado sobre o Processo MMDC no TJ. Os LOBOS estão acompanhados do advogado ALEXANDRE MASSEROTTO.
No 5º andar, vamos encontrar o TARCÍSIO, acompanhado do ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES e outros participantes do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “´HERÓIS DE 32”. WILLIAM MASCARENHAS e uma senhora que o acompanha também comparecem para esse ato de outorga da honraria máxima do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”.
O Presidente do TJ é condecorado em uma cerimônia íntima, com poucos participantes. O SIDNEI aproveita o momento para falar do 2º JÚRI SIMULADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA e entrega o ofício ao Presidente PAULO DIMAS.
Deixamos o local depois das 16 horas. SIDNEI e seu filho levam-me até a estação ARMÊNIA. Regresso a GUARULHOS.

1º DE FEVEREIRO DE 2017.
Através do celular vejo as imagens que me mandaram após a cerimônia de entrega da GRÃ CRUZ “HERÓIS DE 32” ao Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI. Também no FACEBOOK há dezenas de imagens sobre esse mesmo ato.
Hoje à tarde está programada a entrega da ORDEM CAETANO DE CAMPOS, do Núcleo formado na Secretaria de Educação, cujo presidente é o desembargador JOSÉ RENATO NALINI.
Recebo uma ligação de PAULO FERNANDO MOREIRA, de SOROCABA. Quer revitalizar um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que existia antigamente nessa cidade, desmantelado quando se criou, infelizmente, a sigla MMDCA, de triste memória. Em seguida, mantenho contato telefônico com o CORONEL PM ANTÔNIO VALDIR e marcamos um almoço no CPI-7 para o dia 9 de fevereiro. 
Às 14 horas estou chegando no MUSEU MILITAR. Ali encontro o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, nosso Vice-Presidente. Ele não pode ir até a Secretaria da Educação. Conversamos sobre futuros compromissos no MMDC, como é o caso da solenidade de Passagem e Assunção de Direção do Hospital Militar da Área de SÃO PAULO, no dia 3 de fevereiro, às 10:30 horas. Vai assumir o CORONEL MÉD MÁRIO DE SOUZA ROSAS FILHO. Sai o CORONEL SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI.
MARINEI acompanha-me no evento da Secretaria da Educação, onde ali temos o NÚCLEO MMDC CAETANO DE CAMPOS. Chegamos cedo e encontramos o ALFREDO DUARTE arrumando as honrarias. Os diplomas ainda não chegaram. Professor ADILSON CÉZAR e sua esposa vão chegar logo em seguida.
O vereador TARCÍSIO traz os diplomas e vou assiná-los, juntamente com o MAURÍCIO KIRILOS. Aos poucos, vão comparecendo as autoridades que irão participar do evento e que serão homenageadas, entre elas o Secretário de Segurança Pública, MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO, o CMT do 4º COMAR, MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR LUÍS ROBERTO DO CARMOS LOURENÇO, O Cmt Geral da PMESP, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI e muitos outros.
Composta a mesa de trabalhos, ouvido o Hino Nacional Brasileiro, o Secretário da Educação, desembargador JOSÉ RENATO NALINI abre os trabalhos. Professor ADILSON CÉZAR fala sobre esse acontecimento e depois ele mesmo condecora o DOUTOR JOSÉ RENATO NALINI, o DOUTOR MAURÍCIO KIRILOS e o CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA com a GRÃ-CRUZ MMDC CAETANO DE CAMPOS.
Segue-se as entregas da GRÃ-CRUZ, GRANDE OFICIAL, COMENDADOR, OFICIAL, CAVALEIRO E DAMA.

GRÃ CRUZ DA COMENDA NÚCLEO MMDC ‘CAETANO DE CAMPOS’ (15)
Ilmo. Sr. Adilson César – Presidente do Conselho de Honrarias e Méritos do Estado de São Paulo
Exmo. Sr. Dr. Geraldo Alckmin – Governador do Estado de São Paulo
Exmo. Sr. Dr. José Renato Nalini – Secretário de Educação do Estado de São Paulo
Ilmo. Dr. Maurício Kirilos – Vice-Presidente do Núcleo MMDC Caetano de Campos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Ilmo. Sr. Coronel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Exmo. Sr. General de Exército Mauro César Lourena Cid – Comandante Militar do Sudeste
Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço – Comandante do 4º COMAR
Ilmo. Sr. Mágino Alves Barbosa Filho – Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Ilmo. Sr. Coronel PM Ricardo Gambaroni – Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Ilmo. Sr. Prof. Dr. Walter Teodoro de Paula – Reitor da Uninacional
Exmo. Sr. Dr Fabio de Salles Meirelles – Presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo
Ilmo. Sr. Dr. Marcos A. S. Bitelli – Presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro
Ilmo. Sr. Comendador Roberto C. T. Mendes – Diretor do Núcleo MMDC Caetano de Campos da Secretaria de Estado da Educação
Ilmo. Sr. Dr. Jorge Beira – Presidente da YPE
Ilmo. Sr. Dr. Ronaldo Ligieri Sons – Presidente do Curso Palestra Gratuita

GRANDE-OFICIAL DA COMENDA NÚCLEO MMDC ‘CAETANO DE CAMPOS’ (10)
Ilma. Profa. Cleide Bauab Eid Bochixio – Ex-Secretária Adjunta da SEE/ Atual Secretária adjunta de educação do município de santo andré
Exmo. Sr. Caio Miranda – Vereador Municipal
Ilmo. Prof. Dr. Gabriel Chalita – Ex-Secretário de Educação do Estado de SP
ILMO. DR. Paulo Gustavo Maiurino – Secretário de Esporte, Lazer e Juventude
Ilmo. Sr. Jens Olesen – Presidente da Câmara de Comércio Dinamarquesa-Brasileira
Magnífico Vice-Reitor José Cássio Soares – Unifieo Osasco
Ilmo. Sr. Coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana – Comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPAM – 11)
Ilma. Sra. Viviane Senna – Presidente do Instituto Ayrton Senna
Ilmo. Sr. Jair Ribeiro – Empresário
Ilmo. Sr. João Alves Veríssimo – Diretor Superintendente do Moinho Paulista S/A

COMENDADOR DA COMENDA NÚCLEO MMDC ‘CAETANO DE CAMPOS’ (12)
Ilmo. Comendador De Rose – Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra
Ilmo. Tenente Coronel PM Anderson Lima de Oliveira – Comandante do 19º Grupamento de Bombeiros e Diretor do Núcleo MMDC Caetano de Campos
Ilmo. PROF. Francisco Carbonari – Secretário Adjunto da Secretaria Estadual da Educação
Ilmo. Sr. Agostinho Turbian – Presidente Mundial do GCSM
Ilma. Prof. Dra. Bernardete Angelina Gatti – Presidente do Conselho Estadual da Educação
Ilmo.  Prof. Eduardo Mosna Xavier – CAPITÃO DA PM, ASSESSOR DO SECRETÁRIO
Ilma. Sra. Juliana Ribeiro e Silva de Paula – Coordenadora da CISE
Ilmo. Sr. Márcio Boruchowski – Fundador da Hackademia
Ilmo. Dr. Antonio Padron Neto – Prefeito Municipal de Altair
Ilmo. Dr. Roberto Kalil Filho – Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP
Ilma. Profa. Valéria de Souza – Coordenadora da CGEB
ILmo. Prof. Jonathan Gisley da Cunha – Assessor do SECRETÁRIO
OFICIAL DA COMENDA NÚCLEO MMDC ‘CAETANO DE CAMPOS’ (16)
Ilmo. Sr. Major PM Douglas José Ferreira de Oliveira – SubComandante do 16º BPMM
Ilmo. Sr. André Moraes Velleda – Diretor de Prevenção e Perdas da Moraes Velleda
Ilmo. Sr. Kleber Meneses Coelho Junior – CEO and Founder BEMBRAS GROUP
Ilmo. Sr. Adriano Fiuza – Profº Responsável pelo Grêmio Renove da EE Profº Rubens Oscar Guelli
Ilma. Sra. Maria Cristina Castilho de Andrade – Companhia Saneamento de Jundiaí – Casa da Fonte
Ilmo. Dr. Eliezer Pereira Martins – Presidente da Pereira Martins Advogados Associados
Ilmo. Sr. Marco Rossi – Colégio Rio Branco / Superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo
Ilmo. Sr. Dr. Antonio Carlos Luz Magalhães – Agente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Diretor do Núcleo MMDC Caetano de Campos
Ilmo. Dr. José Mendes Ferreira – Sacerdote
Ilmo. Dr. José Carlos Rodrigues Pereira do Vale – Advogado

CAVALEIRO DA COMENDA NÚCLEO MMDC ‘CAETANO DE CAMPOS’ (10)
Ilmo. PROF. Eduardo Silva dos Santos – Coordenador da Escola Estadual D. Anita Costa – ESTÂNCIA TURÍSTICA DE Olímpia
Ilmo. Sr. Sargento Tarcisio Candido de Aguiar – VEREADOR E Diretor de Relações Públicas do Núcleo MMDC Caetano de Campos
Ilmo. Sr. Adriano Antônio da Silva – Suporte TÉCNICO DA SEE
Ilmo. Sr. Antônio Carlos Monteiro da Silva Júnior – ÉPURA /SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 
Ilmo. Sr. Benedito Mascarenhas – Prefeito regional da vila mariana – São Paulo  
Ilmo. Sr. Henrique Akira Fujimoto – Engenheiro Empresa Épura - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 
Ilmo. Sr. Leandro Leomar Borges Rastelli – EE. Afonso Cafaro (ALUNO MAS NÃO COMPARECERÁ)
Ilmo. Sr. Ronaldo Tenório – ASSESSOR DE COMUNICAÇãO da SECRETARIA DE EDUCAÇãO dO ESTADO DE SP 
Ilmo. Prof. Thiago Crocco – Diretor do Centro de Cerimonial e Eventos da SECRETARIA DE EDUCAÇãO DO ESTADO DE SP
EE  Profa. Nair de Almeida – Anos Iniciais – Entre as melhores do IDEB 2015 (Serra Negra) (RECEBERÁ MAS NÃO COMPARECERÁ)

DAMA DA COMENDA NÚCLEO MMDC ‘CAETANO DE CAMPOS’ (08)
Ilma. Sra. Joseane Brito Gondin Leite – Empresária
Ilma. Sra. Karin Elizabeth Bergamin Groner – EE. Profº Fernando Brasil
Ilma. Sra. Valesca Toledo Honora – Assessora na SEE
Ilma. Sra. Mirian Fidelis Guimarães – ESCRITORA - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 
Ilma. Dra Perize Chufan – Diretora da Associação da Forças Internacionais de Paz do Brasil
Ilma.  Dra. Luciana Guerra Ligieri Sons – Diretora do Curso Palestra Gratuita
ÉRICO STORTO PADILHA desempenha brilhante papel como cerimonialista dessa cerimônia tão importante para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vendo coroado os esforços do NÚCLEO MMDC “CAETANO DE CAMPOS”.  
Encerrado o evento, há uma confraternização entre os presentes e isso faz com que saiamos da Secretaria da Educação depois das 20 horas.
MARINEI tem o cuidado de me transportar até GUARULHOS, já cansada pelo tempo que demorou a cerimônia de entrega da ORDEM MMDC CAETANO DE CAMPOS.
ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES, pertencente aos quadros do Núcleo MMDC-CAETANO DE CAMPOS, coloca uma imagem no FACEBOOK, com os seguintes dizeres:
Comendador Roberto Carlos Teixeira Mendes, Vice-Presidente Deliberativo do Núcleo MMDC Caetano de Campos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo a direita o Coronel PM Mario Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o Dr. Fabio de Salles Meirelles, Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, o Major-Brigadeiro do Ar Luis Roberto Lourenço, Comandante do IV COMAR - Comando da Aeronáutica, o Coronel PM Ricardo Gambaroni, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e a esquerda o Prof. Adilson Cezar, Presidente do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito da Casa Civil do Gabinete do Governador do Estado de São Paulo e o Sr. Paulo Gustavo Maiurino, Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em solenidade de outorga de condecorações  na Secretaria de condecorações, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. .
02 DE FEVEREIRO DE 2017
Ontem, o Núcleo MMDC-CAETANO DE CAMPOS proporcionou uma solenidade maravilhosa, digna de elogios. Mas nem tudo é mar de rosas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. No retorno das férias da MARINEI CHALUB, ela verifica que as finanças do MMDC não são boas. Como sempre os associados “esquecem-se” de pagar os boletos, isso numa porcentagem de 40%. Com isso, as contas estão no vermelho. Isso me deixa profundamente magoado. Fazemos grandes eventos, mas a situação da Sociedade não é boa por causa de seu quadro associativo. Há até presidentes de Núcleos que estão em débito, o que é vergonhoso. Que adianta fazer solenidades importantíssimas se estamos descobertos financeiramente falando?
Pelo whatsapp, magoado, faço uma queixa nesse sentido para os presidentes de núcleos. Por enquanto ninguém se manifesta. 
Nesta tarde, por volta das 14:30 horas, compareço ao MUSEU MILITAR. O CORONEL PM BAIA quer conversar comigo. Ele está encarregado de trazer mais associados para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quer começar esse trabalho junto à ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. Não posso conversar muito com o BAIA uma vez que o Professor JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR e o Professor RODRIGO GUTEMBERG estão nos esperando no MACKENZIE.
MARINEI CHALUB leva-me até esse estabelecimento de ensino, que tem estreitos laços com o MMDC a respeito da Revolução Constitucionalista de 32. A ideia é contar com a colaboração de engenheiros do MACKENZIE num ante-projeto de construção do MEMORIAL DE 32, um sonho nosso de vinte anos. Esse MEMORIAL DE 32 consta do Estatuto da Sociedade Veteranos de 32, mas nunca conseguimos realizar essa utopia.
Professor AGUIAR já conversou com o engenheiro doutor MARCEL MENDES. Com a nossa chegada, vamos nos encontrar com o AGUIAR e o RODRIGO na entrada do MACKENZIE, pela Rua MARIA ANTONIA.
O doutor MARCEL MENDES atende-nos com fidalguia e recebe o oficío da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Conversamos a respeito desse túnel que idealizamos, unindo o PARQUE DO IBIRAPUERA ao OBELISCO, contando toda a história da Revolução de 32, desde os seus antecedentes.   
São Paulo, 02 de Fevereiro de 2017

Ao
Instituto  Presbiteriano Mackenzie
A/C Prof.  Dr. Marcel Mendes
REf. Projeto para a construção do “Memorial de 1932” (túnel) no Parque do Ibirapuera
Exmos  Srs. 

A Sociedade de Veteranos de 1932, da qual sou o presidente,  sempre teve  a idéia de realizar um princípio estatutário que é a construção do Memorial de 1932, onde seriam relatados desde os motivos que ocasionaram o Movimento Constitucionalista, até seus efeitos nos nossos dias.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie teve um papel preponderante na Epopéia de 1932, inclusive ocasionando sérias consequências para a instituição.
Por motivos ideológicos não pudemos  solicitar, até o momento, o que a sociedade pretende fazer , mas, acreditando no potencial do Mackenzie, vimos por meio desta propor a V.Sa. a colaboração com os anseios da sociedade, no sentido da elaboração de uma minuta de projeto de um túnel  ligando  o Parque do Iibirapuera ( local a ser especificado), até as proximidades do Monumento Mausoléo Soldado Constituinte de 1932.
Até o presente momento as autoridades públicas contatadas mostraram-se abertas à idéia mas solicitaram um ante-projeto da obra, assim como os possíveis patrocinadores que a custearão. Mais detalhes poderemos discutir em uma reunião preparatória onde então explicaremos o que seria o “Corredor Historico de 1932”, algo similar ao “Corredor do Futebol” ( Museo do Pelé), no Estádio do Pacaembu.
Valho-me do momento para oferecer os  préstimos da Sociedade de Veteranos de 1932 – MMDC, ao Instituto Presbiteriano Mackenzie e à Universidade Presbiteriana Mackenzie.
No aguardo do u pronunciamento dos senhores despeço-me  com meus votos de elevada estima e consideração

Deixamos o MACKENZIE após conhecer o monumento construído em honra aos três heróis que perderam suas vidas no Movimento Constitucionalista. MARINEI traz-me até em casa.


3 DE FEREREIRO DE 2 017    :     -      SEXTA-FEIRA
Está marcada para às 10:30 horas a posse do CORONEL MÁRIO DE SOUZA ROSAS FILHO na diretoria do HOSPITAL MILITAR DA AREA DE SÃO PAULO. Ele vai substituir o CORONEL SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI. Combinei com o WILLIAM MASCARENHAS o horário das 9 horas, no quartel central dos bombeiros, para irmos ao HM.
Pela manhã, em minha biblioteca, faço a atualização do dia 3 de fevereiro. Saio de casa às 7:30 horas e, um pouco antes das 9 horas, vamos encontrar o WILLIAM com ROSEMARY FERNANDES, que está guiando o carro que vai nos levar até o HMASP. O WILLIAM teve sua infância na VILA MONUMENTO e seu pai era muito amigo do GENERAL VARANDAS, que foi Diretor do HMASP por duas vezes. Na segunda vez ele morreu no exercício do cargo e, conta o WILLIAM, que seu pai assistiu os últimos momentos do GENERAL VARANDAS.
WILLIAM encontra-se com FRANCISQUETTI, exímio pintor, que fez o quadro do MARECHAL MASCARENHAS, avô do WILLIAM. FRANCISQUETTI é nosso conhecido de outras solenidades. Ele tem comum comigo o fato de ter nascido em POÁ. Lembramos dos cinemas MODERNO, COLONIAL, JÓIA da nossa cidade. Também são lembradas pessoas que foram nossas conhecidas nas terras poaenses.
No HOSPITAL MILITAR, vamos encontrar muita gente conhecida, inclusive os coronéis que são as figuras principais de hoje: o CORONEL SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI e MÁRIO DE SOUZA ROSA FILHO, que passam e recebem a diretoria do HMASP.
O GENERAL CAMPOS, Chefe do Departamento de Ensino e Cultura do Exército, que já foi Comandante do Exército Sudeste, vai presidir a solenidade. Estão presentes os GENERÁIS
O CORONEL Méd PM ROBERTO, Chefe do Centro Médico da PMESP, acompanhado de vários oficiais médicos, fazem-se presentes a esta cerimônia. Eles fazem questão de mostrar a barreta da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, que receberam no ano passado. O CORONEL Méd PM ROBERTO marca comigo a data de 7 de abril para a entrega da MEDALHA DRÁUSIO, no CENTRO MÉDICO.
Vão tirar várias fotos do evento o CLÓVIS e a ORÍTIA ABREU SERAFIM. Conversamos com dezenas de oficiais do Exército e assistimos a inauguração do quatro do CORONEL Méd SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI, na galeria dos Diretores do HMASP.
Temos a passagem da Diretoria presidida pelo GENERAL
O vereador TARCÍSIO, sargento reformado do Exército, encontra-se presente na solenidade. Ele diz que haverá uma entrega da Medalha VISCONDE DO PORTO SEGURO no próximo dia 17, em SOROCABA. Estou na lista dos condecorados.  Conversamos sobre o Núcleo MMDC da cidade de OLÍMPIA, onde ele é vereador. É ideia dele criar um núcleo em OLÍMPIA e está nomeado presidente desse núcleo em formação.
WILLIAM e ROSEMARY FERNANDES vão deixar o CLÓVIS e eu numa estação do metrô. Na SÉ, o CLOVIS vai em direção ao JABAQUARA e eu pego o trem que vai me deixar na ARMÊNIA. Mas, dado o horário, ainda compareço no Corpo de Bombeiros da SÉ, na FUNDABOM e vou chegar no MUSEU MILITAR quase às 15 horas. MARINEI vai ensinando o GABRIEL, seu filho, no serviço da Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde ele começou a trabalhar a partir do dia 1º de fevereiro. O GABRIEL fez um estágio no TJM no ano passado e pretende prestar exame para ingresso na PMESP, no próximo domingo. Vai continuar estudando, mas prestará serviço na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.     
Pelo celular, no whatspp, o MAGALHÃES envia uma mensagem aos presidentes de núcleos no sentindo de evitar a inadimplência dos associados do MMDC. Muito útil o que ele escreveu. Nesta noite, conversando, via celular, com o RODRIGO, foi idealizado um folder onde as premissas do MAGALHÃES irão ser colocadas. O folder será distribuído nas SOLENIDADES FUTURAS.
                                                          
6 DE FEVEREIRO DE 2017     :     -    SEGUNDA-FEIRA
Acontece hoje, às 11 horas, a passagem da Presidência do TRIBUNAL DE CONTAS. Em sessão solene, presidida pelo governador do Estado de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, DIMAS EDUARDO RAMALHO entrega o cargo para SIDNEI ESTANISLAU BERALDO.
Quando chego na Assembleia Legislativa, o Presidente do NÚCLEO MMDC-TJ “TENENTE HORÁCIO RAMALHO”, MAGALHÃES, recebe-me no Auditório JUSCELINO KUBISTCHEK e arruma um lugar para que eu possa assistir à cerimônia de posse do novo presidente.
Na mesa diretora dos trabalhos, além do governador, doutor DIMAS e do doutor BERALDO, também estão o Ministro das Relações Exteriores, JOSÉ SERRA; o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI; o Presidente da Assembléia Legislativa, FERNANDO CAPEZ.
O auditório JUSCELINO KUBISTCHEK está completamente lotado. Muita gente se encontra de pé. Podemos notar as presenças do Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz  SILVIO HIROSHI OYAMA; do Secretário de Segurança Pública, doutor MÁGINO; do Secretário da Educação, desembargador JOSÉ RENATO NALINI; do CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA, representando o CMT GERAL PMESP, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI; CORONEL PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI, Comandante do CORPO DE BOMBEIROS; senadores, deputados federais, deputados estaduais; dezenas de prefeitos e vereadores de várias cidades do Estado de São  Paulo e muitas outras autoridades
A sessão solene vai terminar às 13:20 horas. Tenho de deixar a Assembléia Legislativa, pois marcara um encontro com pessoas no Corpo de Bombeiros, para tratar de outros assuntos. MAGALHÃES, gentilmente, também deixa a Assembleia e leva-me até o Corpo de Bombeiros.

Após os compromissos que tenho no Corpo de Bombeiros, onde marquei uma reunião com MAURÍCIO, vou para o MUSEU MILITAR. Aguardamos a delegação da cidade de CRUZEIRO para resolver o problema que temos quanto ao NÚCLEO CAPITÃO NECO. Fundado em 2014, sofreu sérios contratempos políticos. Isso vai ser revolvido nesta reunião. MÁRIO CASTILHO, PROFESSOR CARLOS FELIPE DO NASCIMENTO, PROFESSOR RODRIGO GUTENBERG e MARCELO COVATZ participam desse encontro.
Já passam das 16 horas quando deixamos o MUSEU MILITAR. MARINEI conduz seu carro, ajudando-me no deslocamento para GUARULHOS. 
MENSAGEM COLOCADA NO FACEBOOK, ACOMPANHANDO DEZ IMAGENS, POR MÁRIO CASTILHO.
Dia muito especial para nossa cidade, Cruzeiro Capital da Revolução de 1932 Reunião muito Produtiva , obrigado Cel Mario Ventura, Marcelo Covatz, Rodrigo Gutenberg Rlg, Prof Carlos Felipe Do Nascimento, Jose Ze Rogerio RC Vale, Deise Chalegre, Thales Gabriel Fonseca, Toninho Gonçalves Jr., Rita Giupponi Ten Cel Helsivig Vieira, Cap Sérgio Marques, e a todos que acreditam e novidades em breve que vai mexer com nossa cultura, História e Turismos Aguardem



7 DE FEVEREIRO DE 2017    :     -     TERÇA-FEIRA
Uma manhã atarefada em minha biblioteca. Por volta das 10 horas, encerro meus trabalhos de revisão de minhas memórias e de respostas a várias mensagens recebidas pelo celular e e-mails. Agora vou para o centro de SÃO PAULO, onde tenho um compromisso na Câmara Municipal, com o hasteamento das bandeiras.
Antes de presenciar esse ato, vou ao gabinete do vereador TONINHO PAIVA, a fim de combinar a participação dele no evento marcado para 15 de março, no PARQUE GINO STRUFFALDI. Quem me atende é a NORMA, chefe de gabinete. Explico a ela o que preciso para concretizar a homenagem ao nosso eterno presidente GINO. O vereador ainda não chegara ao seu gabinete, no 11º andar.
Desço para assistir ao ato do hasteamento das bandeiras. Ali encontro a cerimonialista CECÍLIA ARRUDA e o poeta BRESSANE, além de outros vereadores e a assessoria da guarda civil metropolitana à Câmara.
Terminado o evento, novamente vou ao gabinete do vereador TONINHO PAIVA. Combinamos um encontro na Prefeitura, na quinta-feira, dia 9, quando levarei um ofício solicitando a limpeza da PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI ao prefeito JOÃO DORIA.
Mais tarde, por volta das 14:30 horas, estou no MUSEU MILITAR, onde encontro o WILLIAM MASCARENHAS. Vem me trazer o convite da festa dos 15 anos de BRUNA VILELA RIBEIRO, no próximo dia 11, em CRUZEIRO. Quer ele combinar a ida a essa cidade, no próximo sábado.
O WILLIAM também me comunica que o Presidente de Honra do núcleo NON DVCOR, DVUCO, vai fazer uma reunião nos próximos dias para estudar a possibilidade de um evento na tarde do dia 23 de maio, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
O CORONEL PM GALDINO, diretor do MUSEU MILITAR, está com seu amigo, e traz o convite para a inauguração da exposição “CHOQUE DE CIDADANIA” em 23 de fevereiro, dando início às atividades de reabertura das instalações do museu. Isso é uma notícia alvissareira. Vai ser colocado um ponto final ao longo período que o museu ficou fechado para o público.
MARINEI e GABRIEL tratam dos problemas com os associados. Hoje é anunciada a entrega das Medalhas DRÁUSIO e MMDC no evento de 15 de março, quando iremos homenagear o eterno presidente CAPITÃO GINO STRUFFALDI, falecido em 15 de março de 2012. 
O tempo passa muito depressa. Às 16 horas, deixamos o MUSEU. O GABRIEL ainda permanece até às 17 horas. Ele começou a trabalhar no MMDC, junto à sua mãe, no dia 1º deste mês. 
9 DE FEVEREIRO DE 2017.
Estou tranquilo na parte da manhã. MARINEI está muito preocupada com as negociações em torno da compra de um apartamento. A imobiliária que cuida do prédio onde se situa esse apartamento precisa entregar ainda à Caixa Econômica Federal um certo documento. Isso atrasa as tratativas em torno do financiamento da compra do apartamento.
Ela comparece em casa, às 9 horas, juntamente com seu filho GABRIEL. Vamos à BASE AÉREA DE SÃO PAULO, em CUMBICA. O CORONEL Aviador REGINALDO PONTIROLLI está passando o comando para o CORONEL Aviador KENNEDY FERNANDES FERREIRA.
Encontramos muitos conhecidos nesse evento e conseguimos passar algumas horas tranquilas durante a cerimônia. Depois, vamos para o centro da cidade. Vejo que a MARINEI mantém diálogos com muita gente acerca da compra do apartamento. Nunca a vi tão preocupada.
Após almoçarmos na AOMESP, vamos até à Prefeitura. Há uma audiência marcada pelo vereador TONINHO PAIVA com o vice-prefeito BRUNO COVAS. Levamos a ele um ofício solicitando a limpeza da PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI para a solenidade marcada para o dia 15 de março. Estão nessa audiência alguns coreanos que pleiteiam construir uma estátua no BOM RETIRO em homenagem aos seus patrícios.
MARINEI vai me levar até GUARULHOS. Ela está tensa e isso não é nada bom. Pode adoecer com tanta preocupação.    

10 DE FEVEREIRO DE 2017
Vou tarde para o MUSEU MILITAR, visto que a solenidade de passagem de comando do REGIMENTO DE POLICIA MONTADA “9 DE JULHO” está marcada para 19 horas.
Encontro na sala de uso da Sociedade Veteranos de 32-MMDC o GABRIEL, filho da MARINEI CHALUB. Explica-me que sua mãe saiu para almoçar e ainda não voltou. MARINEI retorna quase às 17 horas. Está transtornada com as complicações surgidas na compra de um apartamento. Não se conforma com o andamento do negócio.
RODRIGO GUTEMBERG surge na Sociedade. Ele irá comigo ao evento do REGIMENTO. Mais tarde também comparece o MARCELO COVATZ. Na entrada do quartel encontramos o WILLIAM MASCARENHAS. Cumprimentamos muita gente que comparece para a passagem de comando do TENENTE-CORONEL PM EVERTON RUBENS RODRIGUES DA CUNHA para o TENENTE-CORONEL PM MARCELO VIEIRA SALLES.
Cumprimentamos o GENERAL DE EXÉRCITO MAURO CÉSAR LOURENA CID, o GENERAL DE DIVISÃO DÉCIO LUÍS SCHONS; o COMANDANTE GERAL DA PMESP, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, O SUB-CMT DA PMESP, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA, O Comandante de Policiamento de Choque, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO; o Comandante de Policiamento Rodoviário, CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI; o Comandante do CORPO DE BOMBEIROS, CORONEL PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI; O Comandante do Policiamento Metropolitano, CORONEL PM DIMÍTRIOS ZYSKATORIS; o DIRETOR DE LOGÍSTICA, CORONEL CELSO APARECIDO MONARI; o Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO e muitos outros oficiais superiores. Cumprimentamos o Comandante do CPOR/SP, CORONEL RICARDO PIAI CARMONA; os CORONÉIS PM já na reserva: JAYR BENEDITO CONTE, SYNÉSIO, CANGERANA, CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, DAVID GASPAR DE FARIA. Muito concorrida a cerimônia. O salão nobre do Regimento é muito pequeno para tanta gente.
Assisto o início da solenidade, até o momento da passagem de comando. Quando estou deixando o REGIMENTO, está chegando o Deputado Estadual, CORONEL PM TELHADA.

13 DE FEVEREIRO DE 2017
Depois, vou para o MUSEU MILITAR. Ali, encontro trabalhando a MARINEI CHALUB e seu filho GABRIEL. Ela apronta os diplomas da Medalha MMDC em nome do TENENTE-CORONEL LUIZ CLÁUDIO RIBEIRO DE CARVALHO, MAJOR SAMUEL SANTOS DE MIRANDA, CAPITÃO LUIZ CARLOS JOAQUIM, conforme solicitação do Presidente do INSTITUTO DOS DOCENTES DO MAGISTÉRIO MILITAR DO MATO GROSSO DO SUL (IDMM-MS).
Em seguida, após nossa assinatura, o GABRIEL leva esses três diplomas para o Conselho de Honrarias e Mérito da Casa Civil do Palácio do Governo. Antes das 16 horas, ele volta com essa tarefa cumprida. Agora, só falta a assinatura do Secretário da Medalha, CAPITÃO PM CAPARROZ.
Parece que MARINEI contornou, ou melhor, aceitou a situação em que se encontra a compra do apartamento, que tanta dor de cabeça lhe deu na semana passada. Mas isso não está sanado ainda.
O trabalho de envio de boletos para novos associados e também para aqueles que estão se manifestando com relação à solenidade de 15 de março é algo que necessita dedicação e paciência.
Recebo imagens de CRUZEIRO, com relação à festa dos 15 anos da BRUNA, filha da LUCIANA VILELA. Esta, em conversa com WILLIAM MASCARENHAS, critica a nomeação do prefeito de CRUZEIRO para ser o presidente do NÚCLEO CAPITÃO NECO. Faz acusações graves contra certos membros da equipe do prefeito. WILLIAM manda-me uma mensagem da LUCIANA sobre esse assunto.
No MUSEU, prossegue o trabalho de pintura do prédio principal, onde teremos a abertura de uma exposição em fins de fevereiro. O CORONEL GALDINO vai conseguindo dar uma nova dimensão ao MUSEU MILITAR.
A tarde é de um calor abrasador. O retorno a GUARULHOS, no carro da MARINEI, ajuda muito a minha missão de presidente. Percebo que os oitenta anos vai pesando nessas minhas diligências para bem cumprir o meu fadário.
Nesta noite, o CAPITÃO PM CAPARROZ vem assinar os diplomas da Medalha MMDC que, ainda nesta semana, seguirão para CAMPO GRANDE.

14 DE FEVEREIRO DE 2017
Combinamos, via celular, a assinatura dos diplomas das medalhas do NÚCLEO MMDC-ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS “TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS”. Hoje à tarde. As honrarias serão entregues na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, no Corpo de Bombeiros, para os componentes do núcleo e o alto comando dos Bombeiros. No dia 22, a entrega do Colar e das Medalhas será realizada na ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS.
Estou indo para o MUSEU MILITAR quando recebo um comunicado da MARINEI. Ela está com problemas de vazamento de água em seu carro, na Marginal Tietê e está chamando o Seguro para lhe ajudar a transportar o veículo para uma oficina.
No MUSEU MILITAR, o GABRIEL ajuda bem ao atender os diversos telefonemas ao MMDC. A maioria deles diz respeito ao evento marcado para o dia 15 de março.
Recebo a visita do HAMILTON TADEU, da Rádio FM JOVEM GUARDA. Traz ele notícias de vários ídolos do tempo áureo da música brasileira. Entrega para mim, RODRIGO e WILLIAM o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO  ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 463 ANOS com os seguintes dizeres:
CÂMARA BRASILEIRA DE TURISMO E SPORT MODEL´S, que tem fins sociais, educacionais e classista, e que oferece apoio às pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no ano, nos termos definidos pelo Júri e pela Executiva, Outorga o Certificado de Participação do Aniversário de São Paulo concedendo o Título de Cidadão Paulistano ao CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, pelos relevantes serviços prestados à sociedade, à cultura e trabalho em Prol da Grandeza da Nação.
SÃO PAULO, 25 DE JANEIRO DE 2017
RUTHINEA DE CARVALHO
PRESIDENTE CBTUR

RENATO CURY
DIRETOR PRESIDENTE SPORT MODEL´S
O TENENTE PM VALDIR, dos bombeiros, traz os diplomas do COLAR “TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS”, e MEDALHAS LUZ DA PÁTRIA e AUDAZES BOMBEIROS.
15 DE FEVEREIRO DE 2017
Pela manhã, o MAJOR PM NATANAEL, presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE, passa pela minha residência a fim de trazer para assinar os diplomas das honrarias que serão entregues à noite em sessão solene na Assembleia Legislativa, por propositura do DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA.
À tarde, no Museu Militar, encontro MARINEI e seu filho GABRIEL trabalhando no envio dos três diploma da MEDALHA MMDC que ainda hoje, por sedex, segue para CAMPO GRANDE: TENENTE-CORONEL LUIZ CLÁUDIO RIBEIRO DE CARVALHO, MAJOR SAMUEL SANTOS DE MIRANDA e CAPITÃO LUIZ CARLOS JOAQUIM. O GABRIEL vai até o Correio para acertar essa situação.
O TENENTE-CORONEL PM CANGERANA manda os diplomas da Medalha MMDC que será entregue no dia 23 de fevereiro, numa solenidade do NÚCLEO MMDC-CENTRO “HERÓIS DA PRAÇA DA REPÚBLICA”, que acontecerá no MACKENZIE. Assino-os e a MARINEI faz o devido registro.
Permaneço até mais tarde no MUSEU. Às 18 horas, encaminho-me para a Assembleia Legislativa. Ali, no gabinete do Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA, encontro o JANTÁLIA.
No auditório PAULO KOBAYASHI, totalmente lotado, o CORONEL PM TELHADA vai realizar a sessão solene que entregará medalhas dos nossos núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”. Também há entrega de medalhas da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU, com WÁLTER MELO DE VARGAS. Estão presentes, entre outros conhecidos: COMENDADOR DE ROSE, CLEUSA BADANAI e ANTONIO KUNIGELIS JUNIOR (KUNI), da CASA CIVIL; Doutor PAULO ANTÔNIO NUNES SPINOSA; QUINTINO SIMÕES PINTO; Doutor MAURÍCIO KIRILOS e os demais relacionados para serem condecorados; CAMILA GIUDICI, Presidente do NÚCLEO MMDC- ACADEMIA DE CULTURA; MAJOR PM NATANAEL, Presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE; ALFREDO DUARTE, que representa o NÚCLEO MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”.
É esta a primeira sessão solene de entrega de honrarias dos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. 

SOCIEDADE VETERANOS DE  32 – MMDC
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Evento do Dia 15 de Fevereiro de 2017– 19:30h
Local: ALESP – Ass. Legisl. SP – Auditório Paulo Kobayashi
Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP
Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao“Ano do85º Aniversário
da  Juventude Constitucionalista”
Site:www.mmdcleste.com.br  -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br


Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
Sob a Presidência do Cel PM Mário Fonseca Ventura
                             C R O N O G R A M A
(Tempo duração da Solenidade)
- 19:30h às 19:45h – Recepção dos Convidados (Exposição e Convite para se Associarem à Soc Vet 32-MMDC)
- 19:46h às 19:50h – Início da Solenidade (Recepção da Mesa Diretora de Autoridades, e Abertura dos Trabalhos   
                                  pelo Dep Est Cel Telhada)
- 19:51h às 20:00h – Canto do Hino Nacional Brasileiro e Anúncio de Presença de Autoridades
- 20:01h às 20:15h – Uso da Palavra (Altas Autoridades e Dep Est Cel Telhada)
- 20:16h às 20:25h – Outorga 1ª Etapa (Autoridades Apoiadores MMDC)
- 20:26h às 20:35h – Outorga 2ª Etapa (Ocorrências Policiais – “A” + “B” + “C”)
- 20:36h às 20:45h – Outorga 3ª Etapa (Ocorrências Policiais – “A” + “B”)
- 20:46h às 20:55h – Outorga 4ª Etapa (Ocorrências Policiais – “A” + “B”)
- 20:56h às 21:05h – Outorga 5ª Etapa (Medalhas Mérito Constitucionalista)
- 21:06h às 21:15h – Outorga 6ª Etapa (Medalhas Valor Constituc. Esplendor S. Miguel)
- 21:16h às 21:20h – Outorga 7ª Etapa (Medalhas da ABFIP - Walter)
- 21:21h às 21:30h – Encerramento com Palavras do Cel Telhada
* Previsão de duração de 01:40h de cerimônia

Outorgas de Medalhas
Lista por  E T A P A S  de  ENTREGA

Ocorrências e Atuações de Destaque e Grande Vulto nas Mídias
1ª ETAPA:
A) Autoridades de Destaque Apoiadores do MMDC
Dr. Paulo Antonio Nunes Spinosa
Presidente da SOAPE
Grã Cruz Heróis de 32
Dr. Mauricio Kirillos
Pres Nucl MMDC T.C.E. SP
Grã Cruz Heróis de 32
Quintino Simões Pinto
Oficial Fuzileiro Naval
Grã Cruz Heróis de 32
Maj PM Alexandre Espindola Cardoso Ledo

Esplendor S. Miguel
2º Ten PM Nilson Ricardo Santos
Oficial Logística - 4º BPM/M
Esplendor S. Miguel
2º Sgt PM Rodrigo Soares Félix
GRPAe
Esplendor S. Miguel
Sub Ten EB Francisco George Trajano de Souza
2º Btl P.E. – Osasco
Grã Cruz Heróis de 32
2º Sgt PM Claudio Aparecido de Oliveira
3ª Cia do 23º BPM/M
Mérito Civico Militar P.E.
Dr. 2º Sgt PM Anderson Chrystian de Andrade
 Médico Vet - 1º BPAmb-2ª Cia
Colar Cruz Honra Constit

*   *   *
2ª ETAPA:
A) Ocorrências de Várias Prisões em Flagrante de Quadrilhas de Roubos
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
2º Ten PM Euler Filipe Ribeiro de Souza
2 de Ouro
Mérito Constitucionalista
Asp Of PM Felipe Moreno Martins da Silva
2 de Ouro
Esplendor S. Miguel
Sd PM William Sobral Vidal
2 de Ouro
Mérito Constitucionalista
Sd PM Natanael Miranda de Oliveira
2 de Ouro
Mérito Constitucionalista
Cb PM Cristiane Francisca Leonardi
4ª Cia do 2 de Ouro (02405)
Mérito Constitucionalista

B) Várias Ocorrências no mês: Indivíduos Recapturados, Prisão de Quadrilha Especializada em Furtos, Flagrante de Roubo de Carga
Sd PM Esli da Silva
3ª Cia do 2 de Ouro
Esplendor S. Miguel
Sd PM Gabriel Baptista Horvat
3ª Cia do 2 de Ouro
Esplendor S. Miguel

C) Oc. de Prisão de Grande Qtde. de Drogas de Traficante que Vendia Entorpecentes em sua Própria Residência
Sd PM Rafael de Mello Reis
2ª Cia do 8º BPM/M
Esplendor S. Miguel
Sd PM Fábio Rocate
2ª Cia do 8º BPM/M
Esplendor S. Miguel

*   *   *
3ª ETAPA:
A) Oc. de Prisões em Flagrante de Quadrilhas de Roubo de Carga e Caminhões pelo Tático Ostensivo Rodoviário - TOR  
2° Sgt PM José Roberto Calazans
4ª Cia do 1º BPRv
Mérito Constitucionalista
Cb PM Claudnei de Siqueira
4ª Cia do 1º BPRv
Mérito Constitucionalista
Cb PM Fabrício Ferreira de Souza Almeida
4ª Cia do 1º BPRv
Mérito Constitucionalista

B) Prisão em Flagrante de Quadrilha Especializada em Roubo de Grandes Lojas, Shoppings e Hipermercados (Casas Pernambucanas)
Sd PM Carlos Eduardo Pancotto
 F.T. 29º BPM/I
Mérito Constitucionalista
Sub Ten PM Davi Gomes de Almeida
 F.T. 29º BPM/I
Mérito Constitucionalista
Cb PM João Coelho Neto
 F.T. 29º BPM/I
Mérito Constitucionalista

*   *   *
4ª ETAPA:
A) Oc. de Captura de Ladrão “Torre do PCC” de Altíssima Periculosidade
2º Sgt PM Diego Ferreira Santos Santana
F.T. 22º BPM/M
Esplendor S. Miguel
3º Sgt PM Alan Adecio Sertório da Silva
F.T. 22º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Sd PM Rafael Soares Tonoli
F.T. 22º BPM/M
Mérito Constitucionalista

B) Prisão em Flagrante de Quadrilha de Tráfico de Entorpecentes
3º Sgt PM Valdir Flor da Silva
F.T. 22º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Sd PM William Aparecido dos Reis Santos
F.T. 22º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Sd PM Gabriel Augusto Carreira de Pádua
F.T. 22º BPM/M
Mérito Constitucionalista

*   *   *
5ª ETAPA:
2º Sgt PM Fernando Cotrim Nascimento
23BPM/M 2ªCia
Mérito Constitucionalista
Al Sgt PM Élton da Silva Bezerra
ESSgt
Mérito Constitucionalista
3º Sgt PM Samuel Marques Ambrósio
2ª Cia do 51º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Cb PM Valdir Pedro da Silva
2ª Cia do 51º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Cb PM André Luiz Lavgne de Carvalho
2ª Cia do 37º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Cb PM Alexandre Macedo dos Santos
2ª Cia do 37º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Sd PM Magno Eduardo Rodrigues Leite
 2ª Cia do 37º BPM/M
Mérito Constitucionalista
Sd PM Leandro Soares de Souza
 2ª Cia do 37º BPM/M
Mérito Constitucionalista

*   *   *
6ª ETAPA:
3º Sgt PM Éder Aparecido Greatti
23BPM/M 2ªCia
Esplendor S. Miguel
Al Sgt PM Rafael Campos Boorati
ESSgt
Esplendor S. Miguel
Cb PM Paulo Vinicius Silvério dos Anjos
6ª Cia do 47º BPM/I - 1º BAEP
Esplendor S. Miguel
Cb PM Jefferson dos Santos
1º BAEP - 3ª Cia
Esplendor S. Miguel
Cb PM Newmar Dadamo da Costa
Ag. Inteligência 43°BPM/M
Esplendor S. Miguel
Cb PM Raquel Luciano Garcia
C Mil
Esplendor S. Miguel
Cb PM Arthur Tartaglione Rampazzo Bandeira Miranda
3º BPChq - 3ª Cia
Esplendor S. Miguel
Cb PM Alexsandro Ribeiro Marotte
F.T. 43º BPM/M
Esplendor S. Miguel
Sd PM Alessandra Mattos Marote
1ª Cia do 43º BPM/M
Esplendor S. Miguel
Sd PM Henrique Dias Bueno de Araujo
2ª Cia do 4º BPM/M
Esplendor S. Miguel
Sd PM Michel da Silva Carvalho
2ª Cia do 2 de Ouro
Esplendor S. Miguel

*   *   *
7ª ETAPA:
Medalhas da ABFIP: Associação Brasileira das Fças Internacionais de Paz


 “Pro Sancto Paulo Fiant Eximia”- “Por São Paulo, Façam-se Grandes Coisas”
O evento termina por volta das 22 horas. Há o congraçamento dos participantes da sessão solene, ocasião em que o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO vem conversar comigo, após os incidentes que aconteceram no ano passado entre ele e a MARINEI CHALUB.
Essa cisão é perniciosa para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o GEORGE reconhece esses erros banais cometidos por problemas pessoais. Faço vê-lo que ele foi indelicado para com a secretária da Sociedade e a retratação dele para com ela é imprescindível para que se contorne esse infeliz acontecimento.
MAJOR PM NATANAEL, SARGENTO PM ROSALIN e uma parente dela vão me levar até uma churrascaria na Marginal TIETÊ, onde discutimos acerca de um evento que o NÚCLEO MMDC-LESTE pretende realizar no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 em 14 de março.
O MAJOR PM NATANAEL leva-me até em casa, onde chego à meia-noite.

16 DE FEVEREIRO DE 2017     :       -      QUINTA-FEIRA
O DIRETOR DE ENSINO E CULTURA, CEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, TEM A HONRA DE CONVIDAR D. EXª PARA A SOLENIDADE ALUSIVA AO 80º ANIVERSÁRIO DA DEC, OCASIÃO EM QUE SERÁ OUTORGADA A MEDALHA “CEL PAUL BALAGNY”.
DATA: 16 DE FEVEREIRO DE 2017
HORÁRIO: 16 HORAS
LOCAL: ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – RUA MAMUD RAHD, 973, TREMBEMBÉ, SP.
MARINEI CHALUB está relacionada para receber a MEDALHA PAUL BALAGNY. Também receberá a honraria a CABO PM DÉBORA, nossa oradora oficial nos eventos que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC desenvolve no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Sob intenso calor, vou para o MUSEU MILITAR. São 14:30 horas. Vemos os principais casos pendentes no MMDC e, com uma secretária radiante de alegria, vamos prestigiá-la na solenidade que acontece no SALÃO VITÓRIA, da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR.
Já na entrada, cumprimentamos a CABO DÉBORA, do CORPO MUSICAL, e muitos oficiais que comparecem para serem, também, agraciados com a PAUL BALAGNY no evento comemorativo aos 80 anos da DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA.
Somos cumprimentados pelos CORONÉIS PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA, SubCmt PM, que preside a solenidade, representando o CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, Cmt Geral, que se encontra no Palácio dos Bandeirantes, acompanhando o Secretário de Segurança Pública, em audiência com o governador GERALDO ALCKMIN; REYNALDO SIMÕES ROSSI, Diretor de Ensino e Cultura, nosso anfitrião; MAURO CEZAR DOS SANTOS  RICCIARELLI, Comandante do Policiamento Rodoviário; FRANCISCO BATISTA LEOPOLDO JÚNIOR, Comandante do CPI-8 (PRESIDENTE PRUDENTE); NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Comandante do Policiamento de Choque; CÁSSIO APARECIDO ARMANI, Comandante do Corpo de Bombeiros; CESAR BRANCO DE ARAÚJO, Comandante da Escola de Educação Física (que me anuncia a condecoração da Medalha do Centenário da Escola de Educação Física, em solenidade programada para o mês de março); DIMÍTRIOS FYSKATORIS, Comandante do Policiamento Metropolitano), CELSO APARECIDO MONARI, Diretor de Logística; CARLOS RICARDO GOMES, Comandante da Escola Superior de Soldados; SÉRGIO FELLETO, Comandante da Escola Superior de Sargentos; ADILSON FRANCO NASSARO, Chefe do Centro de Comunicação Social; LUIZ HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS, Diretor de Finanças; dezenas de tenentes-coronéis, majores, capitães e tenentes.
FERNANDO MORENO e Professor RODRIGO GUTEMBERG, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, prestigiam MARINEI CHALUB, homenageada desta tarde.
A entrega da MEDALHA PAUL BALAGNY é o ponto alto da solenidade. O CORONEL REYNALDO SIMÕES ROSSI, Diretor de Ensino e Cultura, faz seu discurso de improviso e fala sobre os oitenta anos da Unidade importantíssima que dirige.
Há o congraçamento dos participantes do evento, após seu término. Mas não podemos ficar muito tempo no SALÃO DA VITÓRIA, da AOPM, pois agora deveremos ir para o ROTARY CLUB do BUTANTÃ, a fim de proceder a uma palestra sobre OS ASPECTOS INÉDITOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.
MARINEI transporta-me em seu carro, juntamente com o Professor RODRIGO GUTENBERG, que me ajudará na explanação que irei fazer para os rotarianos do BUTANTÃ.       
Na CHURRASCARIA TORDILHO, Avenida FRANCISCO MORATO, 2802, aguardamos a chegada dos rotarianos do BUTANTÃ, cuja presidente é ELY ANA CAGGIOLA. A palestra é precedida pelo jantar e isso vai até 21 horas. Vamos falar sobre os ASPECTOS INÉDITOS DA REVOLUÇÃO DE 1932, com a parceria do RODRIGO GUTENBERG. Quando damos conta do tempo já passam das 22 horas. Ainda respondemos perguntas de pessoas que querem explicações mais detalhadas sobre o episódio que marcou a vida brasileira. Saímos do local quando não há mais possibilidade de retornarmos de ônibus para casa. O casal LUCIANO e ADRIANA se propõe a nos conduzir para nossos lares. A CABO PM ADRIANA pertence ao quartel de ITAPECERICA DA SERRA, onde estivemos presentes em 19 de dezembro do ano passado para a entrega de medalhas da Sociedade. Na mesma data perde a vida num acidente de moto um tenente da PM e praticamente não se realiza a solenidade, mas sim uma explicação aos convidados para o evento. ADRIANA nem esteve presente nisso tudo, pois foi incumbida de tratar do acidente com o tenente. No entanto, está envolvida numa averiguação onde o Comandante do Batalhão acha que ela foi culpada pela realização da solenidade. Pede ela para que eu seja sua testemunha.    


17 DE FEVEREIRO DE 2017    :     -     SEXTA-FEIRA
O casal LUCIANO/ADRIANA fez a gentileza de me trazer até em casa, após a palestra no ROTARY CLUBE do BUTANTÃ. RODRIGO GUTENBERG acompanhou-nos também. Dado o adiantado da hora, já não mais havia ônibus para GUARULHOS. Esse evento, somado o da solenidade da Diretoria de Ensino e Cultura, no período da tarde, fez com que levantasse tarde nesta sexta-feira.
Procurando as mensagens em meu email, encontro a do CAPITÃO LUIZ
Meu Coronel, boa tarde!!!
Quando li o seu currículo confesso que fiquei sem fôlego. Incontáveis Condecorações. Então associei seu nome às diversas fotos que já havia visto no Google. Fui conferir e, realmente, lá estava o senhor em todas as fotos de cerimônias de condecoração.
Como o senhor, acompanho e também tenho admiração por condecorações e seria mentir dizer que não me entusiasmo com cada uma que recebo. E recebo muitas, principalmente do exterior.
Ainda ontem recebi, no grau de Cavaleiro, a Ordem Patriarcal de Santo Inácio de Antiochia, do Líbano.
Também ontem, falei com o Dr Walter, da ABIFPONU, meu irmão Maçom, que estava num evento do qual o senhor estaria participando. Pedi que lhe transmitisse o meu abraço.
Se o senhor teve a curiosidade de ler meu currículo deve ter verificado que sou Cavaleiro das Ordens mais importantes do mundo, como a de Malta, a do Santo Sepulcro, a de São Lázaro. Da Ordem Teutônica sou Acadêmico de Honra da sua academia. Também sou hermano, Irmão e Confrade de várias Irmandades, Hermandades i Confradias da Espanha, Itália e Portugal. No ano passado recebi condecoração do Presidente Obama dos EUA. Agora, dia 18 de abril estarei viajando para Portugal e Espanha para receber mais duas condecorações.
Por esse motivo, na semana passada, procurei informações sobre a Confraria do Colar. Até então, não sabia que era um colar que normalmente é entregue a sócios da Associação de Veteranos. O que me chamou atenção foi o nome Confraria, porque no Brasil não sou membro de nenhuma.
Depois da sua resposta fui pesquisar a respeito com maior profundidade. Mas percebi que não são somente integrantes da PM que recebem o colar. Vários políticos, mulheres, até mesmo algumas pessoas conhecidas, como o Dr Júlio Queiróz. Então. gostaria de perguntar-lhe se todos os que vi nas fotos e nos textos são sócios da Associação? Se eles não são associados quer dizer que eu também posso pensar em merecer a honraria e se o são, posso também associar-me para, no futuro, ingressar na Confraria????? Será que eu não tenho méritos para ingressar na Confraria??
Gostaria de uma sua opinião a respeito de minha pretensão. 
Um abraço.
Cap Luiz

Encontro-me com MARINEI CHALUB e GABRIEL no MUSEU MILITAR depois das 14 horas. Minha secretária propôs me levar até SOROCABA nesta tarde. No Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico, sob a presidência do Professor ADILSON CÉZAR, haverá a entrega do COLAR VISCONDE DE PORTO SEGURO (FRANCISCO ADOLFO DE VARNHAGEN), dando continuidade ao culto ao “PAULISTA DE SOROCABA”. Apesar do calor, a viagem é tranquila, sem trânsito. Paramos no “FRANGO ASSADO”, durante o trajeto e, um pouco depois das 17 horas estamos na Rua RUY BARBOSA, 84, ao lado da CASA DE ALUÍSIO DE ALMEIDA, sede do Instituto. Aguardamos a chegada dos convidados e os cumprimentamos, principalmente os indicados para receber a condecoração:
TARCÍSIO CÂNDIDO DE AGUIAR, FRANCISCO GEORGE TRAJANO DE SOUZA, WÁGNER COLOMBAROLLI, Prof MILTON MARINHO MARTINS, CORONEL PM ANTONIO VALDIR GONÇALVES FILHO (Comandante do CPI-7 SOROCABA), CORONEL PM ADILSON FRANCO NASSARO (CHEFE DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL), TENENTE R/2 Art Eng ISRAEL BLATSBERG, Doutor JORGE EDUARDO BEIRA, Engenheiro HELEBAR MOACIR COELHO JÚNIOR, ANDRÉ MARQUES VALLEDA, Doutor HORTON GLABER LARES, Doutora PERISE, Sacerdote JOSÉ MENDES FERREIRA ADELABU.  
Também estão presentes: Doutor PAULO ANTÔNIO NUNES SPINOSA, TENENTE-CORONEL PM ANDERSON LIMA, MAJOR PM SIMEIRA, ALFREDO DUARTE, MAURÍCIO KIRILOS, CLEUSA BADANAI.
Dom BERTRAND MARIA JOSÉ PIO JANUÁRIO MIGUEL GABRIEL RAFAEL GONZAGA DE ORLEANS E BRAGANÇA vai tecer comentários sobre a figura de FRANCISCO ADOLFO DE VARNHAGEN. Também o Professor ADILSON CÉZAR conta muita coisa a respeito do VISCONDE DE PORTO SEGURO.
O Colar Visconde de Porto Seguro é outorgado em ação conjunta do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Academia Paulista de História, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Colégio Visconde de Porto Seguro, e o Instituto Martius-Staden, durante as comemorações do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen.
A honraria, concedida em cerimônia realizada na sede do IHGGS, é oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Conselho de Honrarias e Méritos, e outorgada a personalidades civis, eclesiásticas e militares, além de instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras que contribuem para o engrandecimento destas Instituições, ou prestem relevantes serviços voltados à integração cultural Brasil - Alemanha, sendo por isso merecedores de especial distinção.
Esta solenidade agrada pela maneira como o Professor ADILSON CÉZAR organizou todos os pormenores. Vai até mais de 22 horas. Não fico para a confraternização e o coquetel. MARINEI deve estar preocupada com o horário. Ela vai me deixar em casa já altas horas. Merecia ela ganhar o COLAR VISCONDE DE PORTO SEGURO e não eu, pelo seu devotamento ao Movimento Constitucionalista de 32.


20 DE FEVEREIRO DE 2017   :     -    SEGUNDA-FEIRA
O Núcleo MMDC-ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS “TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS” – AUDAZES BOMBEIROS – LUZ DA PÁTRIA”, lançará hoje as honrarias criadas pelo Decreto Estadual nº 62.326, de 20 de dezembro de 2016. Destinam-se a promover o culto aos heróis que lutaram na revolução constitucionalista de 1932, bem como galardoar as personalidades civis, militares, instituições públicas e privadas, que tenham contribuído para o maior brilho da ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS “CORONEL PM PAULO MARQUES PEREIRA” ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de SÃO PAULO, particularmente na área de ensino, capacitação e instrução da ciência de defesa civil e de bombeiros, bem como à população paulista, atuando direta ou indiretamente para e elevação do nome do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO.
Quando chego ao Corpo de Bombeiros já encontro o fotógrafo CLÓVIS, o TENENTE-CORONEL PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA. Logo chega o Professor ADILSON CÉZAR e os demais oficiais dos bombeiros, tendo à testa o CORONEL PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI,  Comandante do Corpo de Bombeiros. Num ambiente restrito, o Professor ADILSON CÉZAR condecora o Comandante do Corpo de Bombeiros, CORONEL PM ARMANI e a mim, como Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Em seguida, vamos condecorar os demais membros do Conselho das Honrarias, como se segue:  
Colar "TENENTE CORONEL ÁLVARO MARTINS"

1. Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA - (Presidente da Sociedade Veteranos de 32)
2. Professor ADILSON CEZAR
3. Cel PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI - (Comandante do Corpo de Bombeiros)
4. Cel PM KLEBER DANÚBIO ALENCAR JÚNIOR - (Subcomandante do Corpo de Bombeiros)
5. Cel PM WAGNER BERTOLINI JÚNIOR - (Comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano)
6. Cel PM MAURO LOPES DOS SANTOS - (Coordenador Operacional do Corpo de Bombeiros)
7. Cel PM EDUARDO RODRIGUES ROCHA - (Comandante da Escola Superior de Bombeiros)
8. Cel PM MAX MENA - (Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior)
9. Ten Cel PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA - (MMDC Núcleo Ibirapuera)
10. Maj PM CARLOS ROBERTO RODRIGUES - (Chefe da Divisão de Ensino da Escola Superior de Bombeiros)
11. Cap PM DIÓGENES MARTINS MUNHOZ - (Comandante da 2ª Companhia Escola da Escola Superior de Bombeiros)
12. TARCISIO CÂNDIDO DE AGUIAR - (Vereador do Município de Olímpia)
13. Cel PM ROGÉRIO BERNARDES DUARTE (NÃO PODE COMPARECER)
14. Cel PM REYNALDO SIMÕES ROSSI (NÃO PODE COMPARECER)
15. Cel PM EDERNALD ARRISON DE SOUZA
16. Cel PM MARCO AURÉLIO ALVES PINTO (NÃO PODE COMPARECER)

Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
1. Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA - (Presidente da Sociedade Veteranos de 32)
2. Professor ADILSON CEZAR
3. Cel PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI - (Comandante do Corpo de Bombeiros)
4. Cel PM KLEBER DANÚBIO ALENCAR JÚNIOR - (Subcomandante do Corpo de Bombeiros)
5. Cel PM WAGNER BERTOLINI JÚNIOR - (Comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano)
6. Cel PM MAURO LOPES DOS SANTOS - (Coordenador Operacional do Corpo de Bombeiros)
7. Cel PM EDUARDO RODRIGUES ROCHA - (Comandante da Escola Superior de Bombeiros)
8. Cel PM MAX MENA - (Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior)
9. Ten Cel PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA - (MMDC Núcleo Ibirapuera)
10. Maj PM CARLOS ROBERTO RODRIGUES - (Chefe da Divisão de Ensino da Escola Superior de Bombeiros)
11. Cap PM DIÓGENES MARTINS MUNHOZ - (Comandante da 2ª Companhia Escola da Escola Superior de Bombeiros)
12. TARCISIO CÂNDIDO DE AGUIAR - (Vereador do Município de Olímpia)
13. Cel PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES
14. Ten Cel PM EDISON RAMOS DE QUADROS - (Subcomandante da Escola Superior de Bombeiros)
15. Maj PM ELI JOSÈ TAVARES - (Chefe da Divisão Administrativa da Escola Superior de Bombeiros)
16. 1º Ten PM EDVALDO VALDIR DE MEDEIROS JÚNIOR - (Escola Superior de Bombeiros)
17. 1º Sgt PM MARCOS FLÁVIO SOUZA DOS SANTOS - (Escola Superior de Bombeiros)
18. 1º Sgt PM CLAUDEOMIRO LEITE DE MORAES - (Escola Superior de Bombeiros)
19. 2º Sgt PM CARLOS HENRIQUE GUERRA BARROS - (Escola Superior de Bombeiros)

Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
1. Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA - (Presidente da Sociedade Veteranos de 32)
2. Professor ADILSON CEZAR
3. Cel PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI - (Comandante do Corpo de Bombeiros)
4. Cel PM KLEBER DANÚBIO ALENCAR JÚNIOR - (Subcomandante do Corpo de Bombeiros)
5. Cel PM WAGNER BERTOLINI JÚNIOR - (Comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano)
6. Cel PM MAURO LOPES DOS SANTOS - (Coordenador Operacional do Corpo de Bombeiros)
7. Cel PM EDUARDO RODRIGUES ROCHA - (Comandante da Escola Superior de Bombeiros)
8. Cel PM MAX MENA - (Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior)
9. Ten Cel PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA - (MMDC Núcleo Ibirapuera)
10. Maj PM CARLOS ROBERTO RODRIGUES - (Chefe da Divisão de Ensino da Escola Superior de Bombeiros)
11. Cap PM DIÓGENES MARTINS MUNHOZ - (Comandante da 2ª Companhia Escola da Escola Superior de Bombeiros)
12. TARCISIO CÂNDIDO DE AGUIAR - (Vereador do Município de Olímpia)
13. Maj PM LEVI CLEMENTE DOS SANTOS
14. Cap PM MÁRCIO CÉSAR CARNEVALE - (Escola Superior de Bombeiros)
15. Cap PM ALEXANDRE COELHO BOGGI - (Escola Superior de Bombeiros)
16. Cap PM ERCI REIMBERG - (Escola Superior de Bombeiros)
17. Cap PM ROGÉRIO PEZATO - (Escola Superior de Bombeiros)
18. 1º Ten PM LEANDRO VIANA DA HORA - (Escola Superior de Bombeiros)
19. 1º Sgt PM JOSÉ DONIZETE VASCONCERVA - (Escola Superior de Bombeiros)
20. 2º Sgt PM JORGE LUIS DIAS DE MORAES - (Escola Superior de Bombeiros)
21. 2º Sgt PM MATEUS FERNANDES FELIPPE - (Escola Superior de Bombeiros)
22. Cb PM RODRIGO BERTINI DA CUNHA - (Escola Superior de Bombeiros)
23. FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS (Prefeito de Franco da Rocha)
24. MARCIO RICARDO GUIMARÃES (Gerente Nacional da ANSELL/Hércules)
25. ANA MARIA CAMARGO RODRIGUES (Gerente de Marketing da ANSELL/Hércules)
26. ANDRÉ LUIS CÂNDIDO (Especialista de Produtos de Combate a Incêndio).
Há momentos históricos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como foi o da entrega das Medalhas alusivas ao Núcleo da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO; as condecorações do NÚCLEO-LESTE; as condecorações do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; a MEDALHA PAULO BOMFIM, do NÚCLEO MMDC-TRIBUNAL DE JUSTIÇA e, bem mais recentemente, a ORDEM MMDC-CAETANO DE CAMPOS, na Secretaria da Educação. Esse momento de hoje, feito de uma maneira íntima, no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, também vai escrever nas páginas da Sociedade e seus Núcleos algo que eternizará todo o nosso esforço em levar avante o episódio da EPOPÉIA DE 32.
Saio do CORPO DE BOMBEIROS com a alma lavada, a certeza do dever cumprido, mas com muita emoção e até com problemas de saúde. Percebo que meus oitenta anos estão pesando em meus ombros.
Vou almoçar na AOMESP, onde encontro vários oficiais e, naturalmente, as perguntas sobre esse evento que tivemos no Corpo de Bombeiros. Doutor SÍLVIO, MAURÍCIO e sua esposa estão presentes e estão acompanhando todo o meu trabalho na presidência do MMDC.
Enfrentando um calor de 36 graus, vou para o MUSEU MILITAR. Ali, MARINEI e seu filho GABRIEL trabalham agora para o engrandecimento de mais uma solenidade homenageando o eterno presidente CAPITÃO GINO STRUFFALDI. NORMA, Chefe de Gabinete do vereador TONINHO PAIVA, entra em contato conosco sobre a solenidade marcada para 15 de março, no PARQUE CAPITÃO GINO STRUFFALDI. MARINEI começa a relacionar as pessoas indicadas para serem condecoradas com as Medalhas MMDC e DRÁUSIO, nessa data.
Um tenente do GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA entra em contato conosco, via celular. Ele viu as honrarias dos bombeiros e quer criar a MEDALHA GAVIÕES DE PENACHO. Quando criamos o Núcleo MMDC-GAVIÓES DE PENACHO essa era a ideia. Chega nesse momento o ALFREDO DUARTE e ele já fez o desenho dessa futura medalha. Entra em contato com esse tenente e marcam uma reunião para a semana que vem.O ALFREDO DUARTE conversa conosco sobre futuros eventos que deverão acontecer, inclusive no RIO DE JANEIRO. No horário das 16 horas, deixamos o MUSEU MILITAR. Ainda com um calor que perturba, MARINEI traz-me até GUARULHOS.
21 DE FEVEREIRO DE 2017
Chegam, pelo correio, as medalhas do IDMM/MS. As MEDALHAS TROMPOWSKY para o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES e MARINEI CHALUB. Recebo a ORDEM DO MÉRITO DO INSTITUTO DOS DOCENTES DO MAGISTÉRIO MILITAR A referida ORDEM dispõe de Regulamento próprio e é distribuída anualmente conforme cota e recursos disponíveis. Embora não tenha sido designada uma data única para sua concessão, será escolhido, preferencialmente o dia 15 de outubro – DIA DO MESTRE.
INSTITUTO DOS DOCENTES DO MAGISTÉRIO MILITAR DO MATO GROSSO DO SUL – IDMM – MS
DIPLOMA
O Instituto dos Docentes do Magistério Militar do Mato Grosso do Sul confere a medalha da Ordem do Mérito do IDMM – MS, no Grau Cavaleiro, ao
CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
Em reconhecimento à sua dedicação, competência, probidade profissional e relevantes contribuições prestadas à Educação, à Cultura Nacional e ao Instituto dos Docentes do Magistério Militar do Mato Grosso do Sul.
Brasil, Campo Grande, MS, 15 de março de 2017
105º da Independência e 128º da República.

LUIZ CARLOS JOAQUIM – Cap QCO Mag
Presidente do IDMM-MS
Com muita dificuldade, vou para o MUSEU MILITAR. O calor está fazendo mal para a minha saúde. MARINEI e GABRIEL trabalham no quadro das medalhas para o dia 15 de março. Vários telefonemas vão atrapalhar muito a concentração deles. Vamos nos preparar para a solenidade de amanhã em FRANCO DA ROCHA. MARINEI volta a se preocupar com a compra de um apartamento. A construtora ainda não se acertou, mas cobra taxas da MARINEI. Isso, a meu ver, é ilegal. Se a construtora não está acertada com o banco, não poderia fazer negócio algum.


22 DE FEVEREIRO DE 2017    :    -    QUARTA-FEIRA
Antes de ir para FRANCO DA ROCHA, recebo uma mensagem da MARINEI, extraída do jornal FOLHA DE SÃO PAULO:
GOVERNO ALCKMIN DECIDE ANTECIPAR TROCA DO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR.
O governo GERALDO ALCKMIN (PSDB) decidiu antecipar a troca no comando da Polícia Militar de São Paulo em meio à sequência de resultados ruins nos índices de roubos.
Prevista originalmente para maio, devido à aposentadoria do atual comandante, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, a mudança na cúpula da corporação deve ocorrer logo depois do Carnaval, em março.
Segundo a FOLHA apurou, a troca foi anunciada numa reunião na noite de segunda-feira (dia 20) com a participação do secretário de Segurança Pública, MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO, do CORONEL PM GAMBARONI e ainda de seu provável substituto, CORONEL PM NIVALDO RESTIVO, que hoje é comandante do Choque.  
Solenidade de Entrega das honrarias do NÚCLEO MMDC-ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS “TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS” – AUDADES BOMBEIROS – LUZ DA PÁTRIA.
Uma viatura da ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS vem me buscar às 8:45 horas. O motorista dirige muito bem e, em pouco tempo, estamos chegando em FRANCO DA ROCHA. Ali encontramos a alta cúpula dos bombeiros que vai homenagear os 53 anos da Escola e a primeira entrega das honrarias do Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
A solenidade é presidida pelo CORONEL PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI, que, após o HINO NACIONAL, lê o Boletim alusivo à solenidade.
   SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORPO DE BOMBEIROS
ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS “Coronel PM Paulo Marques Pereira”
BOLETIM ALUSIVO À SOLENIDADE COMEMORATIVA AO 53º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS
Comemoramos, nesta data, o 53º aniversário da Escola Superior de Bombeiros “Cel PM Paulo Marques Pereira”, com o propósito de reverenciar nossa história, homenagear os veteranos que nos antecederam, reconhecendo o valoroso legado que nos deixaram, bem como de agradecer aos Oficiais e Praças, ao corpo discente e aos demais colaboradores atuais, que diariamente contribuem para uma melhor capacitação do profissional bombeiro, com o engrandecimento da nossa Escola e do próprio Corpo de Bombeiros.
Este evento é ainda abrilhantado pela entrega de condecorações do recém criado Núcleo ESB da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, com a finalidade de cultuar os valores cívicos da Revolução Constitucionalista de 1932 e materializar o reconhecimento às personalidades e instituições de destaque, mormente na área de ensino de bombeiros, por meio da concessão do colar “Tenente Coronel Álvaro Martins e das medalhas “Luz da Pátria” e “Audazes Bombeiros”.
As atividades de ensino, instrução e treinamento remontam dos primórdios do Corpo de Bombeiros Paulista, no entanto, foi em 18 de fevereiro de 1964 que foi criada, pelo Comandante Paulo Marques Pereira, uma organização militar com este fim específico, a Companhia Escola de Bombeiros, sob comando do 1º Ten Luis Sebastião Malvásio, localizada no quartel do Cambuci, onde hoje se localiza o 1º Grupamento de Bombeiros.
Em 1967 foi transferida para a Invernada do Barro Branco, onde permaneceu até 1986, período em que teve diferentes denominações: Companhia Escola de Especialização, Centro de Adestramento e Instrução de Bombeiros – CAIB, Centro de Instrução e Adestramento (CIAd) e Centro de Instrução de Bombeiros (CIB).
Em 1986, mudou-se para a Praça Clóvis Bevilácqua, nº 421, junto ao Comando do Corpo de Bombeiros, passando a intitular-se Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros – CEIB, até ocupar definitivamente para sua sede própria, no município de Franco da Rocha em 1999, em uma área de 109 hectares e atualmente com aproximadamente 50000 m2 de área construída e, mais do que isso, figurando como uma referência nacional no ensino de bombeiro, contando com discentes de todas as Unidades da Federação, Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (GRAU), SAMU, CETESB, Forças Armadas, entre outros Órgãos Públicos e entidades privadas relacionadas ao atendimento a emergências e desastres.
Continuemos pois, dia a dia, ano a ano, inspirados por Deus e pela nossa vocação de servir, neste propósito de aperfeiçoar a capacitação do profissional bombeiro, cônscios de que nosso esforço em ensinar e em aprender, salva vidas, auxilia a preservar o meio ambiente e a resguardar o patrimônio!
Agradeço ao Comando do Corpo de Bombeiros, na pessoa do Cel PM Cássio Roberto Armani, pela colaboração prestada para o crescimento desta Casa de Ensino e ao Cel Mário Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32, exemplo vivo de entusiasmo e respeito aos valores e tradições cívicas e militares.
Finalmente, agradeço de modo especial a todos os Oficiais, Praças e colaboradores que por aqui passaram ou que ainda servem nesta Escola contribuindo com a melhoria contínua dos processos de capacitação dos nossos alunos, nos diversos cursos e estágios, razão de ser e essência desses nossos 53 anos de existência!

                    
 Quartel em Franco da Rocha, 22 de fevereiro de 2017.

                                                         
EDUARDO RODRIGUES ROCHA
                        Cel PM Comandante
Cel PM ROGÉRIO BERNARDES DUARTE  do Colar "TENENTE CORONEL ÁLVARO MARTINS" Cel PM REYNALDO SIMÕES ROSSI DD Diretor de Ensino e Cultura do Colar "TENENTE CORONEL ÁLVARO MARTINS" (não pode comparecer_
Cel PM EDERNALD ARRISON DE SOUZA Defesa Civil do Município do Estado de São Paulo do Colar "TENENTE CORONEL ÁLVARO MARTINS"
Cel PM MARCO AURÉLIO ALVES PINTO Defesa Civil do Município do Estado de São Paulo do Colar "TENENTE CORONEL ÁLVARO MARTINS"
Cel PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
Ten Cel PM EDISON RAMOS DE QUADROS DD Subcomandante da Escola Superior de Bombeiros da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
Maj PM ELI JOSÉ TAVARES Chefe da Divisão Administrativa da ESB da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
Maj PM LEVI CLEMENTE DOS SANTOS  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
Cap PM MÁRCIO CÉSAR CARNEVALE  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
Cap PM ALEXANDRE COELHO BOGGI  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
Cap PM ERCI REIMBERG  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
Cap PM ROGÉRIO PEZATO  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
1º Ten PM LEANDRO VIANA DA HORA  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
1º Ten PM EDVALDO VALDIR DE MEDEIROS JÚNIOR  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
1º Sgt PM JOSÉ DONIZETE VASCONCERVA  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
1º Sgt PM MARCOS FLÁVIO SOUZA DOS SANTOS  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
1º Sgt PM CLAUDEOMIRO LEITE DE MORAES  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
2º Sgt PM JORGE LUIS DIAS DE MORAES  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
2º Sgt PM CARLOS HENRIQUE GUERRA BARROS  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
2º Sgt PM MATEUS FERNANDES FELIPPE  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
Cb PM ELVIS BARBOSA LIMA  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"
Cb PM RODRIGO BERTINI DA CUNHA  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
Sd PM AMANDA TARANTELLI FERREIRA  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"  FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS DD Prefeito do Município de Franco da Rocha da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
HERNANNY GUTIERRES DE SOUZA MMDC Núcleo Atibaia da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS" 
RODRIGUES COVATZ Sociedade Veteranos 1932 da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"  MARCOS ANTONIO DA COSTA  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"  MARCIO RICARDO GUIMARÃES  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA" 
ANA MARIA CAMARGO RODRIGUES  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
ANDRÉ LUIS CÂNDIDO  da Medalha "LUZ DA PÁTRIA"
MAURÍCIOKIRILOS  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"  (não pode comparecer)
ANDERSON ALVES DA SILVA  da Medalha "AUDAZES BOMBEIROS"

A entrega das honrarias é algo sensacional. Vejo concretizado mais um sonho com a nossa parceria com os bombeiros. Já tínhamos núcleos da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Escola Superior de Soldados e na Escola Superior de Sargentos. É primordial o sentimento da revolução constitucionalista de 1932 estar presente nas Unidades de Ensino da PMESP. Terminada a solenidade, ainda permanecemos algum tempo conversando com os presentes ao evento.
Já passa do meio-dia quando o CORONEL PM EDUARDO RODRIGUES ROCHA, Comandante da Escola Superior de Bombeiros, determina que a sua viatura me transporte até o MUSEU MILITAR.
A tarde é de muito calor. Trato do evento marcado para amanhã no MACKENZIE, onde o Núcleo MMDC-CENTRO “HERÓIS DA PRAÇA DA REPÚBLICA” fará entrega da Medalha MMDC.
Conversamos com o Diretor do MUSEU MILITAR, CORONEL PM GALDINO, que conseguiu transformar o MUSEU em algo maravilhoso. Amanhã, às 19:30 horas, teremos a inauguração da exposição “CHOQUE DE CIDADANIA”, com fotografias de MÁRCIO LAURIA FILHO (curadoria de MARIZA TUCUNDUVA), que dará início às atividades de reabertura das instalações do Museu.
MARINEI e seu filho GABRIEL cuidam da parte administrativa e fazem isso muito bem. Comentamos muito sobre o futuro da Sociedade face a notícia publicada na FOLHA DE SÃO PAULO, anunciando a troca do Comandante Geral da PMESP.
Surgem solenidades marcadas para os primeiros dias de março: no dia 3, formatura do CAO; dia 7, sessão solene na Câmara Municipal; dia 8, entrega de medalhas na cidade de FRANCA, outorga da Medalha do Centenário da Escola de Educação Física e sessão solene na Assembléia Legislativa; dia 9, entrega de Medalhas no quartel de BARUERI; dia 25, em ATIBAIA, lançamento da Medalha “Combatentes de 32”, do Núcleo “SOLDADO BENTO SOARES”.
As horas da tarde desta quarta-feira passam rapidamente. O retorno para GUARULHOS é tranquilo, sendo que MARINEI proporciona essa viagem de retorno com muita dedicação. Ela já faz planos para o descanso merecido durante o transcorrer do Carnaval, que começa no próximo sábado. Iremos retornar às atividades somente no dia 3 de março, quinta-feira da semana que vem.
23 DE FEVEREIRO DE 2017
O Diretor do Museu da Polícia Militar, CORONEL PM GALDINO VIEIRA DA SILVA NETO, e OPERA LUMINIS têm a honra de convidar Vossa Excelência para a inauguração da exposição “CHOQUE DE CIDADANIA” – fotografias de MÁRCIO LAURIA FILHO (curadoria de MARIZA TUCUNDUVA) – que dá início às atividades de reabertura das instalações do Museu.
LOCAL: Rua Jorge Miranda, nº 308 – Bom Retiro
DATA: 23 de fevereiro de 2017
HORÁRIO: 19:30 horas.
Nesta manhã, com horário previsto para ter início às 10 horas, está marcada a solenidade dos 52 anos do 7º BPMM no auditório do MACKENZIE. Uma viatura vem me buscar por volta das 8 horas. VIA DUTRA e MARGINAL TIETÊ estão congestionadas. O motorista faz malabarismos para desviar do trânsito intenso e o resultado é que chegamos cedo no local do evento. Isso é bom, pois posso conversar com os convidados que vêm chegando. Um deles é o WALLACE GUILLERI. O anfitrião, CORONEL PM FRANCISCO CANGERANA e os oficiais do 7º BPMM recepcionam-nos. Estamos numa sala VIP quando chega a TAÍS, a fim de me entrevistar sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Enquanto não tem início a solenidade, fico conversando com essas pessoas que irão fazer um documentário sobre 32.
Nesta solenidade, são condecorados militares e civis, principalmente juízes e delegados da área do batalhão.
O juiz EMÍLIO MIGLIANO vai colocar no FACEBOOK as seguintes palavras:
Hoje recebi uma homenagem do 7° Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, sob comando do Ten Cel PM Francisco Cangerana. Fiquei muito sensibilizado com o carinho com que fui recebido pelo Comando e seus subordinados.
Na ocasião fiz menção ao idealismo do Coronel Mario Ventura e a necessidade de se manter acesa a chama da Revolução Paulista de 32.
Após a solenidade, vamos trocar ideias com as autoridades que participaram dessa comemoração e que receberam a Medalha MMDC. Depois, peço para a viatura que fica à minha disposição para me deixar defronte a Secretaria da Fazenda. Compareço ao SANTANDER, agência que fica nas imediações, a fim de acertar minha conta bancária. É que o meu cartão de débito está vencido há meses e há uma certa negligência de minha parte quanto ao SANTANDER, onde sou cliente desde agosto de 1979. Relembro que a nossa conta bancária foi “negociada” pelo governador do Estado que tirou do antigo BANESPA e transferiu para a Nossa Caixa. Mais tarde, novo remanejamendo do governo, vão as contas dos integrantes da PMESP para o BANCO DO BRASIL. Nunca engoli essa intromissão na vida particular das pessoas. Sempre achei que cada um é dono de sua conta bancária.
Depois, vou para o MUSEU MILITAR. O Diretor, CORONEL PM GALDINO, está muito atarefado nos acertos finais da reabertura do MUSEU, que irá acontecer às 19:30 horas. MARINEI e GABRIEL cuidam da parte administrativa da Sociedade. Mais tarde, por volta das 17:30 horas, aguardando a reabertura do MUSEU MILITAR, vou com a MARINEI até o SHOPPING D fazer um lanche.
Muito concorrida a cerimônia proporcionada pelo CORONEL PM GALDINO, que trabalhou, intensamente, nesses últimos meses, para que o MUSEU MILITAR fosse reaberto. Contamos com as presenças do Secretário de Segurança Pública, MÁGINO; do atual Comandante Geral da Polícia Militar, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI; do futuro Comandante Geral, CORONEL PM NIVALDO RESTIVO, da maioria dos coronéis da PMESP; dos antigos Diretores do MUSEU MILITAR: CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, GERALDO MENEZES GOMES e ÁLVARO.
WILLIAM MASCARENHAS, ROSEMARY FERNANDES, MARCELO COVATS, WALLACE GUIRELLE, MARCELO TIBÚRCIO, RICARDO DELLA ROSA, são alguns dos nossos conhecidos presentes.
Antecede a cerimônia um coquetel no Salão Comunitário da Capela SANTO EXPEDITO. Ali, percebe-se que o CORONEL PM GALDINO conseguiu o seu desiderato. Depois, vamos ter a inauguração da exposição CHOQUE DE CIDADANIA.
MARINEI faz o favor de me transportar para GUARULHOS, enfrentando um trânsito nada agradável. Combino com ela que, amanhã, dia em que SÃO PAULO enfrentará o início da folia carnavalesca, ficarei em casa.
2 017      :      -     SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL.
MARIANO TAGLIANETTI volta à baila com o PROJETO MECENAS. Quer discuti-lo em reunião marcada para o dia 11 de março (Diretoria Executiva e Presidentes de Núcleos e Comissões).
Estamos sossegados nesse feriado carnavalesco, mas em CRUZEIRO surge uma aberração. Um tal de Núcleo Independente CAPITÃO NECO. Envolve pessoas despeitadas com a situação do MMDC na cidade que procuram enfrentar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É um caso isolado, algo que não devemos perder tempo. No facebook, peço para que as autoridades cruzeirenses resolvam esse problema inusitado. O NÚCLEO MMDC-CAPITÃO NECO em CRUZEIRO tem como presidente o Prefeito da cidade.
Mais de trezentas pessoas se manifestam em meu blog sobre esse infeliz acontecimento.

28 DE FEVEREIRO DE 2017
A reação contra a aberração que nasceu em CRUZEIRO é violenta. Ninguém compactua com as besteiras cometidas por LUCIANA VILELA. Com dor de cotovelo, na companhia de algumas pessoas contrárias ao Núcleo MMDC-CAPITÃO NECO, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, cria ela um esdrúxulo núcleo independente. Fadado ao fracasso.
Alguns comentários do desdobramento do caso:
Comentários
Sérgio Elache Boa noite. A manutenção de um 'Núcleo Independente' nesse formato em nada contribuirá para o resgate, preservação e valorização da rica história da 'Revolução Constitucionalista de 1932' tanto em Cruzeiro como na região, no estado e no País. Qualquer iniciativa nesse sentido deveria respeitar os princípios de autoridade, hierarquia e liderança do Cel.Mario Ventura, uma figura ímpar dentro do movimento constitucionalista e que conduz brilhantemente a Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Como autor, há 17 anos, do projeto 'Cruzeiro, Capital da Revolução Constitucionalista de 1932', sinto-me realizado ao ver que esse trabalho está colhendo os frutos da semente plantada anos atrás, contando hoje com um grande interesse de cidadãos e autoridades e entendo, obviamente, que ninguém pode ser impedido de exercer plenamente sua cidadania, participando e até promovendo ações visando a propagação dos ideais democráticos desse evento mas acredito que, dessa maneira, o caminho proposto acarretará um desgaste desnecessário à todos os envolvidos. Um abraço fraternal ao Cel.Mario Ventura e minhas mais sinceras 'saudações constitucionalistas'.
Norival Marques de Barros Na cidade de Sao Jose do Rio Preto existe um MMDC independente desde 1991. Nosso MMDC em Sao Jose do Rio Preto Possui CNPJ, reunioes mensais, eleiçoes para presidente a cada 2 anos, possui medalha propria. Parabens pela iniciativa do novo MMDC Independente. Quanto mais cultura melhor. Quanto mais pessoas cultuarem os ideais de 32, melhor para o Brasil.
Sérgio Marques Boa tarde. Talvez a tal Independência de um Núcleo seja o de menos....por de trás da situação esconde-se uma tremenda manipulação politica. Ou seja, MMDC em seu bojo carrega grande visibilidade. Para pessoas que tomam carona na onda o MMDC é uma grande oportunidade de saírem do ostracismo, mesmo desconhecendo totalmente a HISTÓRIA DE 32... É só ver alguns dos apoiantes, que adoram LULA e apenas criticam, por exemplo, a PMESP. Talvez se praticassem o estudo profundo daqueles que em armas foram corajosos até a extinção de suas vidas, provavelmente se envergonhariam. Fica a dica, em vez de tentar politizar o assunto, estudem. Aí saberemos distinguir quem apenas deseja parasitar dos que têm ideais puros e verdadeiros na alma!
Sérgio Elache Norival Marques, boa tarde. Acredito que o problema seja a utilização do nome 'Núcleo Independente M.M.D.C.' visto que claramente derivou-se do que foi criado aqui em Cruzeiro em 2014, 'Núcleo Capitão Neco -M.M.D.C.', entendo que todas as iniciativas de divulgação são muito bem vindas e sem entrar em detalhes do que houve no transcorrer desses anos por primeiro não achar pertinente e também desconhecer os fatos, creio que a denominação do 'novo' grupo poderia ser, por exemplo, 'Associação Nove de Julho' ou 'Grupo Capitão Neco-Herói de 32', funcionando com seus associados, normas e estatuto próprio. Sou favorável ao diálogo e principalmente bom senso de todos os envolvidos pois estamos tratando de uma história relevante para a cidade, o Estado de São Paulo e nosso País e temos o dever de preservar imaculada a memória daqueles que tombaram pelos ideais de redemocratização e liberdade preconizados no 'cerne' da Revolução Constitucionalista de 1932'. Abraço, fique com Deus