segunda-feira, 16 de junho de 2014

EXCELENTE INTERPRETAÇÃO ÀS VAIAS À DILMA, na visão de MARIA DO ROSÁRIO PACHECO - MEUS AGRADECIMENTOS AO CORONEL PM NELSON NUNES FERANDES.

Excelente interpretação as vaias à Dilma



Nelson Nunes Fernandes

)





Faço minhas as palavras desta senhora.

PARA TRAJANOS, KFOURIS, LULAS E ASSEMELHADOS
De Maria do Rosário Pacheo

A "elite" meus senhores, essa elite desprezível e sórdida a que vcs tanto se referem estava sim presente na festa de abertura da Copa. Estava ali bem acomodada na Tribuna de Honra representando os amigos do rei ou em setores especiais cercados de mordomias e coalhados de políticos sem vergonha, os baba ovos desse governo imundo.
Os pagantes do Itaquerão eram torcedores, gente que gosta de futebol e acalentava o sonho de ver a Seleção jogar numa Copa do Mundo.
Gente que não sem esforço juntou dinheiro pra comprar ingresso, dinheiro fruto do trabalho e não de roubo, e portando bandeiras enfrentou filas e desorganização com o único propósito de realizar um sonho.
Essa multidão não foi constituída por alienados ou bolsistas, nem pelos que mamam nas tetas do governo, os oportunistas, os corruptos. Estava lá a classe média trabalhadora e pagadora dos seus impostos, CIDADÃOS com suas famílias e amigos. Foram ver a Seleção e aguardaram muitos meses, talvez anos pelo espetáculo grandioso da abertura da tão propalada Copa das Copas. E o que se lhes apresentou foi um espetáculo chinfrim ao custo de milhões e pela primeira vez na historia das copas não houve discursos, a presidenta, autoridade máxima do país nem sequer lhes dirigiu um aceno.
O coro... "ei, Dilma, vai tomar no cu" não foi previamente combinado, surgiu espontaneamente no meio da multidão e o brado ecoou e foi repetido por todos os cidadãos indignados que não aguentam mais as bandalheiras desse governo incompetente, corrupto e acima de tudo arrogante e prepotente. Estamos cansados de pagar as contas e ser feitos de idiotas.
E agora vêm vcs querendo dar lição de moral? Acharam feio? Feio é o que nos obrigam a vivenciar todos os dias. Vergonha é ser afrontado, espoliado, vilipendiado, roubado e nunca poder reclamar, seguir mansamente a boiada pois assim exigem os bons costumes.
Esses brasileiros que fizeram coro no Estádio me representam, pessoas ordeiras e dignas que soltam a voz com emoção e respeito ao Hino Nacional mas também corajosamente mandam seu recado ao governo usando a unica linguagem que esses cafajestes entendem: a linguagem do submundo onde se aboleta às nossas custas a escória do país.

COMEÇA A REAÇÃO CONTRA A CORJA QUE ASSALTOU O BRASIL - GRANDE MOBILIZAÇÃO COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET


Repassando...Emoji
      
 GRANDE MOBILIZAÇÃO COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET.

COMEÇOU  A REAÇÃO  CONTRA A CORJA QUE ASSALTOU O BRASIL!!!!
PRIMEIRO OS CIVIS,  DEPOIS AS BALAS!!!
GOVERNO FEDERAL E POLÍTICOS ESTÃO PREOCUPADÍSSIMOS COM UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO QUE COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET.


É, o clima lembra o período que antecedeu a revolução francesa. O terceiro estado (povo esclarecido) clama por justiça. Há uma enorme movimentação pela internet para reunir um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política (ainda sem data marcada). Este e-mail de convocação já começou a  circular e está sendo lido por centenas de milhares de pessoas. É importante que você repasse para todos os seus contatos. A guerra contra o mau político, e contra a degradação da nação está começando. Não subestimem o povo esclarecido que começa a sair da inércia e de sua zona de conforto para lutar por um Brasil melhor. Todos os ''governantes'' do Brasil, até aqui, falam em cortes de despesas - mas não CORTAM despesas - querem o aumentos de impostos como se não fôssemos o campeão mundial em impostos. A história nos mostra que muitos governantes caíram e até perderam suas cabeças exatamente por isto.


Nenhum governante fala em:


1.    Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc.) dos poderes da República.
2.    Redução do número de deputados da Câmara Federal, e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Acabar com as mordomias na Câmara, Senado e Ministérios, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do povo;
3.    Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;
4.    Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.
5.    Acabar com as Câmara Estaduais, que só servem aos seus membros e aos seus familiares.
6.    Redução drástica da quantidade de vereadores, acabar com os salários de vereadores, diminuir os gastos das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais.
7.    Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; Aliás, 5 partidos apenas, seria mais que suficiente.
8.    Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc., das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;
9.    Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias e até, as ex-famílias.
10. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;
11. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.;
12. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;
13. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós que nunca estão no local de trabalho). HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE CONSULTORIAS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES.
14. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder - há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal médico. Às oligarquias locais do partido no poder.
15. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar.
16. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Legislativo.
17. Pedir o pagamento da devolução dos milhões dos empréstimos compulsórios confiscados dos contribuintes, e pagamento imediato dos precatórios judiciais.
18. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrões que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam.
19. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas valem e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;
20. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.
21. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois.
22. Pôr os Bancos pagando impostos e, atendendo a todos nos horários do comércio e da indústria.
23. Proibir repasses de verbas para todas e quaisquer ONGs.
24. Fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos políticos.
25. Rever imediatamente a situação dos Aposentados Federais, Estaduais e Municipais, que precisam muito mais que estes que vivem às custas dos brasileiros trabalhadores e, dos Próprios Aposentados.
26. Rever as indenizações milionárias pagas indevidamente aos "perseguidos políticos" (guerrilheiros).
27. Auditoria sobre o perdão de dívidas que o Brasil concedeu a outros países.
28. Acabar com as mordomias (que são abusivas) da aposentadoria do Presidente da Republica, após um mandato, nós temos que trabalhar 35 anos e não temos direito a carro, combustível, segurança, etc.
29. Acabar com o direito do prisioneiro receber mais do que o salário mínimo por filho menor, e, se ele morrer, ainda fica esse beneficio para a família. O prisioneiro deve trabalhar para receber algum benefício, e deveria indenizar a família que ele prejudicou.
Já que esses nossos políticos e governantes não querem fazer reformas de fato, não querem passar o Brasil a limpo, cabe a nós, povo esclarecido, fazer isto através da mobilização em massa e ir para as ruas (sem vandalismo, sem black blocs, que são contra o capitalismo, manifestar a nossa insatisfação.

Vamos juntos, vamos mostrar que no Brasil o povo esclarecido pode realmente mudar o rumo da história, já que pelas urnas vai ser difícil, por motivos óbvios.

Encaminhe este email para todos os seus contatos até cair no computador dos políticos que você votou nas últimas eleições.

14 DE JUNHO - SÁBADO

DIA   Q U A T O R Z E    DE    J U N H O    DE     2 014     –     S   Á  B   A   D   O.
77 anos, cinco meses e 18 dias de idade.
Inicio de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
ANO 64º - MÊS 12º - DIA 338º
56 anos e 11 dias na PMESP.
55 anos e 124 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 755 DIAS – 16 144 HORAS.
50 anos e 281 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 94 dias no Posto de Coronel – 315 meses e 3 dias.
2 anos e 344 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 642 dias CORONEL - 22 anos e 184 dias na reserva.
10 198-246 640                          9 642-231 788                                 9 942-138 840.
DIA DE SANTO ELISEU. Viveu no século IX antes de CRISTO. Era o discípulo perfeito do profeta ELIAS, do qual possuiu, conforme a história, o duplo espírito. Mestre e discípulo são fundadores da ORDEM DO CARMO. SANTO ELISEU sucedeu ao profeta ELIAS. Foi um grande taumaturgo e uma pessoa de grande influência política. 

DIA       DO       PROFISSIONAL       DE       RELAÇÕES      PÚBLICAS.

HÁ 105 anos os jornais publicavam que a morte do piloto SEVERO não desanimaria SANTOS DUMONT, que estava em LONDRES, instalando um hangar, onde seria recolhido o seu dirigível, que mais tarde, a seu modo, festejaria a coroação do REI EDUARDO VII. Depois disso, SANTOS DUMONT viria para PARIS onde prosseguiria com as suas experiências.

315 a. primeira máquina a vapor, construída pelo mecânico inglês THOMAS SAVERY, é apresentada na Real Sociedade de LONDRES, em 14 de junho de 1699.
278 a. nasce CHARLES COULOMB em ANGOULEME, FRANÇA em 14 de junho de 1736 e tornou-se engenheiro militar. Foi transferido para as ÍNDIAS OCIDENTAIS, onde exerceu a profissão de engenheiro, embora tivesse continuado a estudar física e a pesquisar sobre mecânica aplicada. Ao retornar à PARIS em 1773, interessou-se por pesquisas no campo da eletricidade e participou de concurso da ACADEMIE DES SCIENCES de PARIS. Por meio de seus experimentos, desenvolveu relações que envolviam a primeira e a segunda potência de velocidades e inventou a balança de torção para medir a atração gravitacional. Em 1785, enunciou a lei das FORÇAS ELETROSTÁTICAS, que elucida que não apenas as cargas  elétricas, mas também os magnetos, atraem uns aos outros com uma força que varia precisamente de acordo com o quadrado da distância (LEI DE COULOMB ).     
223 a. República francesa proclama a liberdade de trabalho, em 14 de junho de 1791.
222 a. nasce THOMAZ XAVIER GARCIA DE ALMEIDA em NATAL (RN) no dia 14 de junho de 1792. Falece no RIO em 11 de janeiro de 1870. Magistrado. Formado em Direito pela Universidade de COIMBRA, em 1818. Juiz de Fora em RECIFE, em 1822. Juiz relator da Comissão Militar para julgar os chefes da revolução de 1824. Deputado geral por PERNAMBUCO (1826/29) e BAHIA (1842/44). Presidente da Província de SÃO PAULO (1827/28). Presidente das Províncias de PERNAMBUCO (1828/29 e em 1844/45) e na BAHIA nos anos de 1838/40. MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
214 a. BATALHA DE MARENGO, em 14 de junho de 1800, enquanto FRANÇA e ÁUSTRIA disputavam o norte da atual ITÁLIA. Tinha tudo para ser uma fragorosa derrota para NAPOLEÃO. O general havia espalhado seu exército, esperando que o inimigo recuasse. Mas MICHAEL VON MELAS, comandante austríaco, partiu para o ataque: foi com as suas tropas de encontro aos franceses, pegando-os de surpresa pela manhã. Quando NAPOLEÃO percebeu que tinha todo o exército inimigo diante de si, despachou mensageiros para o GENERAL DESAIX, que havia sido mandado no dia anterior com duas divisões para tentar flanquear os austríacos.
Por volta das 14 horas, prevendo uma vitória fácil, MELAS entregou o comando ao MAJOR-GENERAL ZACH e partiu para VIENA – ia receber as congratulações pela conquista. O inexperiente ZACH, entretanto, posicionou seus batalhões numa grande fileira. NAPOLEÃO juntou sua artilharia e varreu os austríacos. O golpe decisivo veio com DESAIX. Ele não tinha recebido mensagem alguma, mas, de manhã, ordenara meia-volta ao ouvir o som de canhões ao longe. Com os austríacos, fragilizados pelo bombardeio, DESAIX liderou o contra-ataque. O GENERAL KELLERMAN e sua cavalaria pesada terminaram o serviço. No dia seguinte, o GENERAL MELAS assinou a CONVENÇÃO DE ALEXANDRIA, em que a ÁUSTRIA aceitou se retirar do território italiano.
191 a. GUATEMALA se separa do MÉXICO, em 14 de junho de 1823.
169 a. da BOLSA DE VALORES DO RIO, fundada em 14 de junho de 1845.
120 a. nasce o CORONEL PM Ref. EDGARD PEREIRA ARMOND em 14 de junho de 1894.   
116 a. morre LEWIS CARROLL (CHARLES LUTWIDGE), escritor britânico, em 14 de junho de 1898. O jornal DIÁRIO POPULAR publica nesse dia: compareceu ontem perante o doutor JOÃO GOGLIANO, delegado da 2ª Circunscrição, à requerimento do doutor JOÃO BUENO, intendente de Polícia e Higiene, o ex-contínuo da Câmara, FONSECA, há pouco demitido, a fim de depor sobre o caso de falsificação de alvará de licença concedida a um frontão.
Sabemos que alguns fabricantes de sabão estão empregando na manipulação uma argila tirada de várzeas no bairro do IPIRANGA. O emprego desse sabão é completamente nulo. Convém providenciar.
Os senhores RODRIGO C. SANTOS e A. ALVES VIANNA fundaram uma sociedade para exploração de comércio de edições de luxo, a que denominaram NACIONAL EDITORA.
Na Avenida PIRES RAMOS, BRÁS, existe há dias um depósito de lixo, que está empestando a atmosfera e pondo em risco a saúde dos moradores. É preciso removê-lo o quanto antes, pois a epidemia de varíola que tem grassado naquele bairro pode ser agravada pela falta de asseio nas ruas.
O governo espera dentro em pouco ter iluminado à luz elétrica vários de seus edifícios públicos.
Uma bomba atirada pelo cruzador americano DELPHIM fez descarrilar um trem, morrendo 110 pessoas.
115 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 14 de junho de 1899: para que os habitantes estejam avisados para se garantir, prevenimos que nestes três últimos dias os batalhões de polícia dispensaram 241 praças, das quais cento e oitenta faziam o policiamento dos arrabaldes pertencendo aos postos policiais: AVENIDA, CAMBUCI, SANT´ANNA, YPIRANGA, BARRA FUNDA, MARCO, MOÓCA, CAGUASSU, SANTA EFIGÊNIA, BOM RETIRO, CONSOLAÇÃO, etc.etc. Alguns desses postos com 10 praças ficaram com três.
Foi preso e recolhido ao posto policial de SANTA EFIGÊNIA, o menor JOÃO BARROS, porque andava ontem a vender bilhetes de loteria já corridos. Não é o primeiro que faz isso; vários pequenos ambulantes e que tanto importunam os transeuntes têm sido apanhados em idênticas falcatruas.
A Prefeitura municipal proibiu por ter publicada a condução de cadáveres à mão, por crianças, para os cemitérios. Os infratores pagarão a multa de 50$000.
FRANCA – Preparam-se ali imponentes festas para receber do dia 16 o trem rápido cuja primeira carreira a Companhia MOGIANA faz naquele dia.   
RIO – consta que terminado o prazo do governo do conselheiro LUIZ VIANNA, será eleito governador da BAHIA o doutor SEVERINO VIEIRA, atual ministro da VIAÇÃO.
110 a. fracasso do exército russo em PORT ARTHUR em 14 de junho de 1904.

109 a. tripulação do encouraçado russo POTEMKIN se rebela e fuzila o comandante e vários oficiais em 14 de junho de 1905. POTEMKIM era um navio da Armada Russa. Durante exercícios militares no MAR NEGRO acontece a rebelião. A origem do motim está na péssima comida servida a bordo, preparada com carne estragada. O capitão do encouraçado, EVGENY GOLIKOV, ordena que o porta-voz dos amotinados, GRIGORY VAKULENCHUK, seja fuzilado. Com a execução, os tripulantes revoltam-se de vez. Eles matam sete oficiais, assumem o controle da embarcação e rumam para a cidade de ODESSA, onde uma greve geral está em curso. No dia seguinte, o corpo de VAKULENCHU, é exposto na escadaria que dá acesso ao porto. Milhares de pessoas solidarizam-se com os revoltosos. À noite, tropas leais ao czar são mobilizadas para reprimir a multidão. Resultado: 2 mil mortos e 3 mil feridos.

108 a. falece o TENENTE-CORONEL francês RAOUL NEGREL (levou um tiro de fuzil do 2o.Sgt. JOSÉ RODRIGUES DE MELO no pátio do Batalhão da Luz (atual lº B P Chq.) em 11 de junho de 1906. Veio a falecer em 14 de junho de 1906. 107 a. terremoto em KINGSTON, capital da JAMAICA, que causa a morte de 1.400 pessoas, em 14 de junho de 1907. 105 a. da morte de AFFONSO PENNA na noite de 14 para 15 de junho de 1909, antes de terminar o seu mandato presidencial. AFFONSO AUGUSTO MOREIRA PENNA, mineiro, assumiu o poder com o apoio dos fazendeiros e exportadores de café, com o compromisso de colocar em prática as decisões estipuladas no CONVÊNIO DE TAUBATÉ (1906). Com a morte de AFFONSO PENNA assumiu o vice-presidente NILO PEÇANHA. 105 a. do BANESPA. Foi fundado em 14 de junho de 1909.

103 a. A Sociedade de Medicina e Cirurgia tem recebido numerosas atenções à idéia da fundação do Instituto de Assistência à Infância, que será em breve uma realidade. A comissão de médicos procura donativos e prendas. (publicado no O ESTADO de 14 de junho de 1911).   

100 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: uma esquadrilha de aviões alemães bombardeia LONDRES e deixa mais de 500 vítimas, em 14 de junho de 1914.   94 a. pela primeira vez uma artista é ouvida na EUROPA através da rádio: a cantora NELIA MELBA, que atuava em LONDRES, foi ouvida por rádios em PARIS, no dia 14 de junho de 1920.   

94 a. morre MAX WEBER, sociólogo alemão, em 14 de junho de 1920.   

89 a. nasce o Coronel PM Reformado HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO, em 14 de junho de 1925. Falece em 23 de março de 1999.   

86 a. nasce ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA, no dia 14 de junho de 1928, na cidade de ROSÁRIO. Aos dez anos, já sofria de asma. Em 1942, CHE conhece os irmãos ALBERTO e TOMAS GRANADO no LICEU DEAN FUNES, em CÓRDOBA, onde estudava. O jovem pratica esporte como rúgbi, natação e futebol. Em janeiro de 1950, ele deixa BUENOS AIRES numa bicicleta com um motor adaptado. É sua primeira grande viagem: percorre quase cinco mil quilômetros pela ARGENTINA. Em dezembro de 1951, ele e GRANADO partem para percorrer a AMÉRICA LATINA. ERNESTO volta para casa em setembro de 1952 e, no ano seguinte, forma-se em medicina. Em 1955, vivendo no MÉXICO, conhece FIDEL CASTRO. Em novembro do ano seguinte eles embarcam no iate GRANMA rumo à CUBA. Em 2 de janeiro de 1959, CHE chega a HAVANA e a revolução triunfa. Em junho “EL COMANDANTE” se casa com ALEIDA MARCH, com quem teve quatro filhos. EM abril de 1965, GUEVARA parte para a luta no CONGO. As tentativas de derrubar o presidente KASAVUBU fracassam. Em julho de 1966 ele volta, clandestino, para HAVANA. No dia 23 de outubro sai para a BOLÍVIA disfarçado e usando o nome falso de ADOLFO MENA.  No dia 8 de outubro de 1967 CHE é ferido e capturado por soldado do Exército boliviano, na cidade de LA HIGUERA. No dia seguinte, CHE é executado.   

83 a. uma embarcação de passeio afunda no rio LOIRE (FRANÇA) e centenas de pessoas morrem afogadas em 14 de junho de 1931.   

81 a. nasce PAULO VIEIRA DAS NEVES em 14 de junho de 1933. Paulistano, veio de uma criação militar. Era filho e irmão de coronéis. Começou a carreira quando ainda era muito jovem, aos 16 anos, como cadete na Academia de Polícia Militar em SÃO PAULO (Antigo Centro de Formação e Aperfeiçoamento). Chegou ao posto de TENENTE-CORONEL atuando em diversas regiões. Passou pela Zona Norte, no JARDIM FRANCA, pela Zona Leste de SÃO PAULO, por GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, e morou em vários municípios do interior do Estado. Foi ele o responsável pelo policiamento com cabine e com apoio de motocicletas na Zona Norte, segundo o seu irmão, o também Coronel da PM, ALFREDO. Também é de sua autoria o projeto e planejamento do policiamento com cavalos na capital. “Foram iniciativas dele mesmo enquanto coronel para melhorar o policiamento nas regiões onde atuava”, lembra o orgulhoso irmão. Era filho do CORONEL PM PAULINO VIEIRA DAS NEVES, da BAHIA e da dona de casa ISALTINA, que nasceu em SANTANA DE PARNAÍBA. Viúvo, PAULO VIEIRA DAS NEVES deixou quatro filhos, seis netos e três irmãos, o CORONEL EB UBIRAJARA; o CORONEL PM ALFREDO e a funcionária pública federal aposentada MARIA APARECIDA. Morreu aos 77 anos, no Hospital CRUZ AZUL, da Polícia Militar, com câncer nos rins e no pulmão. O velório e o enterro ocorreram no Cemitério GETHSÊMANI. A missa de 7º Dia foi realizada na Igreja NOSSA SENHORA DE SALETE no dia 28 de outubro de 2010.     

78 a. morre GILBERT KEITH CHESTERTON, escritor britânico, em 14 de junho de 1936.   

74 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entrada do exército alemão em PARIS, no dia 14 de junho de 1940.   

69 a. britânicos comemoram a reconquista da BIRMÂNIA, em 14 de junho de 1945.   

65 a. Estado vietnamita é proclamado sob o governo de BAO DAÍ, em 14 de junho de 1949.   

61 a. tem início na CORÉIA uma grande ofensiva comunista no dia 14 de junho de 1953.   

61 a. nasce o deputado federal ROBERTO JEFFERSON, presidente do PTB em 14 de junho de 1953. Ao completar 52 anos, em 14 de junho de 2005, prestou depoimento na Câmara, no Conselho de ÉTICA, e fez um verdadeiro estrago no governo LULA ao acusar parlamentares de se locupletarem  com ajudas para apoiar o governo, no que ficou conhecido nos meios políticos como “MENSALÃO”. Ele está envolvido em corrupção no escândalo dos CORREIOS.   52 a. eram 8:30 horas do dia 14 de junho de 1960 quando cinco homens armados de metralhadoras e revólveres atacaram o trem pagador da Central do Brasil, no km 71, na chamada CURVA DA MORTE, próximo da estação de JAPERI, no RIO. O trem transportava o pagamento de mais de mil ferroviários dessa e de outras estações. Não era pouca coisa: 12 milhões de cruzeiros, a moeda corrente da época. Daria para comprar 108 fuscas, modelo do ano, zero-quilômetro. “Toda a polícia carioca está mobilizada para a captura dos malfeitores”, dizia a notícia de O ESTADO. O dinheiro estava dentro de uma caixa de madeira, guardada por um funcionário, o pagador CÍCERO DE CARVALHO, e dois auxiliares. Para facilitar o ataque, os assaltantes dinamitaram os trilhos e fizeram descarrilar a locomotiva e o vagão. Os bandidos entraram no trem disparando. Mataram um funcionário da ferrovia, FRANCELINO PAULINO CORREA, que estava de folga naquele dia, e feriram quatro empregados. Pegaram a caixa de madeira com dinheiro e fugiram numa caminhonete FORD, de cor creme, segundo testemunhas. O assalto surpreendeu até os mais experientes policiais, pela audácia e precisão com que foi executado. No dia seguinte, a imprensa brasileira e internacional repercutiu as poucas informações da polícia, que apenas constatou o fato, mas admitiu que não tinha nenhuma pista dos ladrões e do dinheiro roubado. A promessa era de que em pouco tempo o caso seria totalmente esclarecido. Uma semana depois, diante da falta de avanços na investigação, o ESTADO circulou com a seguinte manchete: “Nada conseguiu a polícia apurar de concreto sobre o assalto ao trem pagador da Estrada de Ferro Central do Brasil.” O episódio ficou famoso e acabou rendendo um filme que marcou época no cinema nacional. ASSALTO AO TREM PAGADOR, de 1962, dirigido por ROBERTO FARIAS, teve no elenco seu irmão REGINALDO FARIAS e GRANDE OTHELO. O filme causou impacto pela forte dose de realismo. Os tiros foram de verdade. O vagão usado foi o mesmo do assalto. Na filmagem apareceram até os furos das balas de 1960 e muitos dos atores coadjuvantes foram os próprios funcionários que conduziam o trem no dia do crime. Rodado em 62 dias, ao custo de 18 milhões de cruzeiros (mais da metade do que fora roubado do trem pagador, dois anos antes), o filme é considerado um dos precursores do Cinema Novo, movimento que procurava dar um tratamento de choque a temas populares brasileiros.   

50 a. presidente FRANCISCO DUVALIER, que comanda o HAITI desde 1957, é investido de poder vitalício, em 14 de junho de 1964.

50 a. das anotações feitas em 14 de junho de 1964 (domingo). ANO 14º - MÊS 12º - DIA 341º - 6 anos e 10 dias na FORÇA PÚBLICA – 22 dias como 2º TENENTE – 269 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.

Temos um domingo tristonho, mas sem chuvas, pelo menos durante sua manhã. Isso faz com que pudéssemos ir à feira, sem novidades.

Em meu lar, completamente à vontade, sem nenhum programa, li alguns contos de mistério e crimes, até que MARIA aprontasse o almoço.

À tarde, recebo a visita de um cabo que me traz o recado de que amanhã preciso ir para o quartel em 3º uniforme. O motivo fiquei sem saber.

Pouco depois chega o meu colega NILSON GIRALDI para me dizer que não viajaremos mais no trem da CANTAREIRA. Os mesmos correrão somente até AREIAL. Não irão até TAMANDUATEÍ e isto faz com que se tornem impraticáveis para nós. A medida tomada visa o início da construção da ponte sobre o RIO TIETÊ, justamente por onde passavam os trens da CANTAREIRA.

Saio com minha mulher às 19 horas. Demos uma volta pela ÁGUA FRIA e aproveito a telefonar para o BATALHÃO DE GUARDAS. O ASPIRANTE PINHEIRO é o Oficial de Dia e me informa que o motivo de precisar ir com o 3º uniforme para o quartel amanhã, é que ele recebeu um recado do Quartel General avisando que o Oficial de Relações Públicas deverá ir ao QG amanhã às 8 horas.

Retornamos ao lar. Pela televisão assistimos: AUDIÇÕES NADIR, no canal 2 e AVENTURAS NO PARAÍSO, pelo canal 4.     

48 a. de GILBERTO CARLOS NASCIMENTO, o “BETINHO”, em 14 de junho de 1966, em SÃO PAULO. BETINHO fez o que muitos jogadores prometem, mas poucos conseguem: encerrou sua carreira no clube onde começou – o JUVENTUS, da MÓOCA, no início de 2004. Ele jogou no JUVENTUS em 1986-1988 e 2004; no CRUZEIRO (1988, 1989 e 1992-1993); no PALMEIRAS (1990-1991); no BELLLMARE HIRATSUKA (1993-1996); no FRONTALE KAWASAKI (1997-1998); no INTER-RS (1998-1999); no GUARANI (1999); no SÃO JOSÉ (2000); no SANTO ANDRÉ (2001); no IPATINGA (2002) e na FRANCANA (2003). Obteve os seguintes títulos: Campeão da SUPERCOPA DA LIBERTADORES, em 1992 e MINEIRO (1992) pelo CRUZEIRO; campeão da Segunda Divisão Japonesa –JFL (1993), COPA DO IMPERADOR (1994) e COPA DA ÁSIA (1995) pelo BELLMARE HIRATSUKA. 

48 a. extinto o INDEX LIBRORUM PROHIBITORUM pela igreja em 14 de junho de 1966. É a lista dos livros proibidos aos católicos por ferirem os preceitos da Igreja. O índice foi instituído em 1559 pelo PAPA PAULO IV. Ao longo dos séculos de sua existência, povoaram a lista autores como VOLTAIRE, HONORÉ DE BALZAC e GUSTAVE FLAUBERT. 

46 a. morre SALVATORE QUASIMODO, poeta italiano, em 14 de junho de 1968. Prêmio NOBEL 1959. 

45 a. nasce MARCOS FÁBIO PRUDENTE, em 14 de junho de 1969, em SÃO PAULO. A estréia de MARCOS PASQUIM na televisão foi na novela “MANDACARU” (1997), exibida pela BANDEIRANTES, mas a fama veio somente com o papel de DOM PEDRO I na minissérie “O QUINTO DOS INFERNOS”, em 2002, pela GLOBO. Em 2006, interpretou LANCELOTTI em “PÉ NA JACA”.   

45 a. falece a atriz CACILDA BECKER, em 14 de junho de 1969. Nasceu em PIRASSUNUNGA, SÃO PAULO, no dia 6 de abril de 1921. Muda-se para SANTOS em 1932. Estréia no Teatro do Estudante, no RIO DE JANEIRO, em 1941. Casa-se com TITO FLEURY e atua em VESTIDO DE NOIVA, no grupo OS COMEDIANTES, em 1947. Entra para o TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA, em SÃO PAULO, em 1948. Nasce seu filho LUIZ CARLOS em 1949. Estréia em teleteatro em 1953. Atua no filme FLORADAS DA SERRA, da COMPANHIA VERA CRUZ, em 1954. Funda o Teatro CACILDA BECKER com WALMOR CHAGAS e CLEYDE YÁCONIS, em 1958. É eleita presidente da União Paulista da Classe Teatral em 1961. Depõe no DOPS em 1964. Estréia em “QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOOLF?”  em 1965. Assume a presidência da Comissão Estadual de Teatro em 1968. Estréia “ESPERANDO GODOT” em abril de 1969. No dia 6 de maio daquele ano ela se sente mal no palco, é internada e entra em coma. Morre no dia 14 de junho pelo rompimento de um aneurisma.      

45 a. nasce a tenista STEFFI GRAF em 14 de junho de 1969.   

44 a. de BRASIL 4 x PERU 2, na IX COPA DO MUNDO, no MÉXICO, com gols de TOSTÃO (2), RIVELINO e JAIRZINHO, no dia 14 de junho de 1970. A dupla GÉRSON e RIVELINO estava mais uma vez em campo. Mas o grande nome do jogo seria o genial TOSTÃO, que marcou dois gols. Nos outros jogos pelas quartas-de-final da COPA DO MUNDO DO MÉXICO: ITÁLIA 4 x MÉXICO 1; ALEMANHA 3 x INGLATERRA 2 e URUGUAI 1 x UNIÃO SOVIÉTICA 0. Para as semifinais, só campeões: BRASIL, URUGUAI, ITÁLIA e ALEMANHA. 

44 a. da última prisão de AMLETO GINO MENEGHETTI, aos 92 anos de idade. Em 14 de junho de 1970, ele tentou arrombar a Livraria da Vila, em PINHEIROS. MENEGHETTI tornou-se famoso como o GATO DOS TELHADOS, o HOMEM DE BORRACHA, o REI DOS LADRÕES. Morreu pobre e doente em 1976.    

42 a. falece LEILA DINIZ, aos 27 anos, no dia 14 de junho de 1972, quando o avião em que estava explodiu ao tentar posar em NOVA DÉLHI, na ÍNDIA. LEILA retornava da AUSTRÁLIA, onde fora receber um prêmio de melhor atriz pelo filme “MÃOS VAZIAS” (LUIZ CARLOS LACERDA, 1971). JANAÍNA, sua filha, tinha então 8 meses. LEILA DINIZ nasceu em 25 de março de 1945. Em 1966, tornou-se famosa por causa do filme “TODAS AS MULHERES DO MUNDO”.   

39 a. casamento DIRCENEY (filho do PAULO e IZOLINA) e da morte da menina CRISTINE ALEXANDRE JASMIN, em desastre de automóvel, em 14 de junho de 1975.  

38 a. nasce CAMILA GUTMAN VLASAK Lavínia Gutmann Vlasak (Rio de Janeiro, 14 de junho, 1976) é uma atriz brasileira, descendente de tchecos e alemães. Sempre foi considerada muito parecida com Audrey Hepburn e fez várias fotos imitando a atriz. Teve vários papéis de destaque na Rede Globo, mas só ganhou papéis de protagonista em novelas da Rede Record em Prova de Amor. Seu último trabalho foi na novela Vidas Opostas. Seu personagem de maior sucesso foi Estela, em Mulheres Apaixonadas, seguida de Erínia, em Vidas Opostas, onde viveu uma moça apaixonada por um padre e uma vilã, respectivamente. A vilã Alice, de Força de um Desejo (1999), também é considerada uma das personagens mais importantes de sua carreira.


Carreira

Televisão: 1996 - O Rei do Gado - Lia Mezenga; 1997 - Anjo Mau - Lígia Furtado; 1998 - Malhação – Érica; 1999 - Força de um Desejo - Alice Ventura; 1999 - Chiquinha Gonzaga - Marie de Paris; 2000 - Laços de Família – Luiza; 2001 - As Filhas da Mãe - Valentine (Valentina Ventura); 2002 - Brava Gente – Ana; 2003 - Mulheres Apaixonadas - Estela de Azevedo Franco; 2004 - A Diarista .... Ludmila Versoça; 2004 - Celebridade - Tânia Nascimento; 2005 - Prova de Amor - Clarice Luz; 2006 - Mandrake – alexia; 2006 - Vidas Opostas - Erínia Oliveira

Filmes: 2002 - Dead in the Water .... Brazilian Beauty; 2006 - Gatão de Meia Idade .... Rica ex-namorada; 2006 - Se Eu Fosse Você .... Bárbara

Prêmios: 1997
Melhor Atriz Revelação
O Rei do Gado
Vencedora
  37 a. nasce a atriz CAMILA PITANGA em 14 de junho de 1977. CAMILA é a verdadeira cara do BRASIL: uma verdadeira mistura de raças. A bela tem ascendência espanhola, negra e índia. Seu nome na certidão de nascimento é CAMILA MANHÃES SAMPAIO. A primeira vez que apareceu na televisão brasileira foi em 1993 na minissérie global “SEX APPEAL”. Além dela, faziam parte do elenco as atrizes CAROLINA DIECKMAN e LUANA PIOVANI. No cinema, ela foi mais precoce. Sua estréia foi como figurante em “QUILOMBO”, aos 6 anos, em 1984. Se CAMILA PITANGA desse asas a um desejo de adolescente, certamente não estaria trabalhando no PROJAC, mas sim em um Fórum. A atriz, que interpretou a doce MÔNICA, na novela “BELÍSSIMA”, em 2006, pensou em ser advogada. “Era bem menor, tinha 12 anos. As pessoas achavam que pelo meu temperamento, e por lutar pelos direitos da turma, participar de protestos, ter uma verve articuladora, poderia ser uma boa advogada. Mas foi uma coisa de adolescente”, conta CAMILA.  O pai de CAMILA, o ator ANTÔNIO PITANGA, assumiu a criação de CAMILA e de seu irmão, ANTÔNIO ROCCO PITANGA, depois da separação da ex-modelo VERA MANHÃES. Foi nessa época que ela deixou o bairro do LEBRON, no RIO DE JANEIRO, pela vida no subúrbio. Para viver a personagem SONINHA no filme “O REDENTOR”, CAMILA PITANGA precisou passar por um laboratório antes de fazer a cena que se passa em uma boate. As prostitutas a ensinaram como se comportar.    
  36 a. do jogo BRASIL 3 x PERU 0, em MENDOZA, no dia 14 de junho de 1978, pela COPA DO MUNDO realizada na ARGENTINA. Esse jogo fazia parte da segunda fase da competição. No dia 18 de junho o BRASIL empataria com a ARGENTINA em 0 a 0 e no dia 21 o BRASIL  venceria a POLÔNIA por 3 a 1. Mas apenas disputou o terceiro lugar com a ITÁLIA, vencendo por 2 a 1 no dia 24 de junho. A final foi entre ARGENTINA 3 x HOLANDA 1.
  35 a. falece LUIZ DUMONT VILLARES, dono das INDÚSTRIAS VILLARES, em 14 de junho de 1979. Nasceu em 28 de dezembro de 1899. Outras anotações nesta data: quinta-feira (CORPUS CHRISTI). Não há expediente na PMESP. Acabo de ler “RAPTADO”. ALBERTO, namorado da MARLENE, chega em casa às 10 horas. Visitamos dona ESMERALDA na VILA BUENOS AIRES. MARLENE e seu namorado vão juntos. Ali permanecemos até 17:40 horas. Leio o jornal DIÁRIO POPULAR. Notícias sobre a visita do Presidente FIGUEIREDO a SÃO PAULO – Encerrado o Congresso no Fórum das Américas.
CAMPEONATO PAULISTA DE 1978: Classificam-se SAO PAULO e GUARANI nesta tarde: SÃO PAULO 2 x BOTAFOGO 0 e CORINTHIANS 0 x GUARANI 0.
A guerra na NICARÁGUA – situação difícil em MANÁGUA.
As cerimônias de CORPUS CHRISTI em vários locais do BRASIL, mostrados pelo JORNAL NACIONAL.
O aumento para o funcionalismo civil foi aprovado pela Assembléia, ontem.
Começo a ler CANAÃ, de GRAÇA ARANHA.
Assisto no canal 7 – BUFALO BILL, O HERÓI DO OESTE.   
  34 a. do assalto ao TREM PAGADOR, na ESTAÇÃO JAPERI, no RIO DE JANEIRO, em 14 de junho de 1980.
  32 a. GUERRA DAS MALVINAS: o exército argentino se rende perante as forças britânicas em PUERTO ARGENTINO (PORT STANLEY), em 14 de junho de 1982. O presidente LEOPOLDO GALTIERI é destituído do cargo. 
  32 a. de BRASIL 2 x URSS 1, na  XII COPA DO MUNDO, na ESPANHA, em 14 de junho de 1982. Na partida de estréia do BRASIL a refinada técnica do ponteiro ÉDER ALEIXO brilhou. Depois de uma falha gritante do goleiro WALDIR PERES no gol de BAL para a URSS e do gol de empate do doutor SÓCRATES, o BRASIL virou o jogo com um chutaço de fora da área de ÉDER, que o goleiro DASSAEV nem viu por onde passou. Um golaço que marcou a primeira vitória do BRASIL nessa competição.
  29 a. militantes xiitas libaneses se apoderam de um avião da TWA quando este voltava de ATENAS para ROMA, com 147 passageiros, em 14 de junho de 1985. O seqüestro durou dezesseis dias.
  29 a. passagem de Comando do 1o. BPChq: TENENTE-CORONEL PM  AMAURI  DE ARAÚJO para o TENENTE-CORONEL PM  LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, em 14 de junho de 1985.  
  28 a. falecem: o escritor JORGE LUÍS BORGES e ALAN JAY LERNER, no dia 14 de junho de 1986.
  27 a. do suicídio do Senador FÁBIO LUCENA, do AMAZONAS, em 14 de junho de 1987, com um tiro no ouvido direito. Outras anotações nesta data: madrugada chuvosa neste domingo. Sinto ainda dores de estômago. Durante algumas horas isso é bastante desagradável. Parece-me que o CSP deu-me de presente esse mau estar nessas primeiras semanas. Sinto-me preocupado com o curso.
O nosso cunhado, JOSÉ THOMAZ, continua trabalhando em casa. Hoje pinta o forro do banheiro. Agora LUCINDA pretende dar uma parada a fim de pagar as dívidas remanescentes.
No meu gabinete, leio a FOLHA DE SÃO PAULO. “Pai do novo choque prevê inflação baixa para julho”. Segundo tudo indica, a inflação de junho ultrapassará os 25%. BRESSER acha que cairá para 3% em julho.
Faço um balanço das quatro semanas do CSP 87. Foram 130 aulas dadas. Faltam 514.
Elaboro um trabalho de CIÊNCIA POLÍTICA intitulado “O pensamento de JOHN RUSKIN na mesa de trabalho do Senhor CARLOS F. HECKMAN, Superintendente da VARIG-SP e Considerações Análogas de MAQUIAVEL na obra ‘O PRÍNCIPE’”. Deverá ser entregue ao Professor AMAURI MARIA DE MARIN no próximo dia 17, quanto teremos uma palestra com o Superintendente da VARIG.
Chove durante o dia todo. Dona MARIA, irmã da LUCINDA, também está em casa. Ela e o Senhor JOSÉ THOMAZ vão embora lá pelas 16 horas.
Estudo Direito Constitucional nesta noite. Deito cedo. A forte chuva que caiu na capital e em várias cidades do Estado estragou metade da rodada do Campeonato Paulista de Futebol. Foram adiados PALMEIRAS x BANDEIRANTE; PONTE PRETA x CORINTHIANS; SÃO BENTO x NOVORIZONTINO; XV DE PIRACICABA x MOGI MIRIM. 
O SANTOS venceu o AMÉRICA, em RIO PRETO por 3 a 0. Tornou-se líder isolado, com 31 pontos. BOTAFOGO 3 x JUVENTUS 3; FERROVIÁRIA 0 x PORTUGUESA 0; INTER, DE LIMEIRA 2 x QUINZE DE JAÚ 1; NOROESTE 1 x SANTO ANDRÉ 1.
Termina a visita do PAPA JOÃO PAULO II à POLÔNIA.
  26 a. da assunção da Chefia do EM/CPM pelo CORONEL PM ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, meu companheiro de bancos escolares na ESCOLA DE OFICIAIS (1959/1963), no dia 14 de junho de 1988. Trabalhamos juntos no CPChq e no CPAM-1.
  25 a. morte do jornalista ALEXANDRE KADUNC, em 14 de junho de 1989.
  23 a. falecem: a atriz inglesa PEGGY ASHCROFF e a estudante CARLA BARRETO PENA, atropelada na Zona Leste por um trem da CPTM, em 14 de junho de 1991.
  22 anos e 6 meses de minha permanência na RESERVA, desde 14 de dezembro de 1991.    
  20 a. falece o compositor HENRY MANCINI, músico brasileiro, em 14 de junho de 1994.
  20 a. IV Conferência Iberoamericana em CARTAGENA DAS ÍNDIAS (COLÔMBIA): 21 chefes de Estado e de Governo participam do evento em 14 de junho de 1994.
  19 a. falece o CORONEL PM Res. AMADO DO NASCIMENTO, em 14 de junho de 1995. Trabalhamos juntos, nos anos 70, quando éramos capitães, no antigo 31º BPM (atual 31º BPMM).
  18 a. transf. reserva Cel. FRANCISCO TADEU DOS REIS PIRES, em 14 de junho de 1996.
  17 a. na manhã deste sábado o brasileiro GUSTAVO KUERTEN – o GUGA – vence o italiano MÁRZIO MARTELLI e é um dos finalistas do ATP DE BOLONHA. Disputará o título com o espanhol FÉLIX MANTILLA. Assisto a sessão classificatória para o GP DO CANADÁ, no circuito GILES VILLENEUVE, ÎLE DE NOTRE DAME, em MONTREAL. O Pole Position é o alemão MICHAEL SCHUMACHER. Em segundo fica JACQUES VILLENEUVE; em terceiro, RUBENS BARRICHELLO; em quarto, HEINZ-HARALD FRENTZEN; quinto, DAVID COUTHARD; sexto, GIANCARLO FISICHELLA.
COPA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS: SÃO PAULO 2 x GRÊMIO 1
COPA AMÉRICA: GRUPO A – EQUADOR 2 x PARAGUAI 0; ARGENTINA 2 x CHILE 0.
Nesta manhã, mais de mil pessoas estiveram no Cemitério SÃO JUDAS TADEU, em GUARULHOS, para acompanhar o enterro do Secretário Municipal de Finanças, MANOEL REZENDE DA SILVA. O comentário geral era de que se tratava de um crime político.
Um vendaval varreu a cidade de NOVA LARANJEIRAS, no PARANÁ. Há 600 desabrigados Duas pessoas morreram
O CHICAGO BULLS venceU o UTAH JAZZ por 90 da 86 e conquistou o título do 50º Campeonato do NBA.
TORNEIO DE HALLE: na ALEMANHA, BORIS BECKER é derrotado pelo russo YEVGENY KAFELNIKOV. O russo decide o título com o checo PETR KORDA que bateu na outra semifinal o holandês PAUL HAARHUIS.
  16 a. falece o Delegado de Policia ARY BORGES DOS SANTOS, veterano da revolução constitucionalista de 32, irmão do CORONEL PM Ref. IRANY PARANÁ DO BRASIL, em 14 de junho de 1998. Outras anotações nesta data: numa manhã agradável de domingo começo o dia assistindo uma parte do jogo IUGOSLÁVIA 1 x IRÃ 0, pelo GRUPO F da COPA. LUCINDA acompanha-me nesta manhã, quando me desloco para POÁ. Vai ficar na casa de sua irmã ESMERALDA. Leva a terceira prestação da compra de um computador para sua sobrinha SÔNIA. Em POÁ, minha mãe surpreende-me com um caso de um furto acontecido na quinta-feira, dia 11 de junho (CORPUS CHRISTI). Um ladrão entrou no seu quarto à tarde, furtando todas as moedas que ela guardava num lugar que somente uma pessoa acostumada com seus hábitos poderia saber. Diz ela que esse ladrão entrou pela janela do quarto. Suspeita ela do MÁRIO. Na hora da refeição, estão jogando ARGENTINA e JAPÃO Um magro 1 a 0 dá a vitória à ARGENTINA no GRUPO H.
Conversamos com o ADALVO, MARIZETE e FELIPE. Este, sofreu uma gripe na semana e hoje demonstra estar nervoso. Faz frio nesta tarde. Às 10 horas, começa o jogo CROÁCIA x JAMAICA. A CROÁCIA é superior ao adversário e vence por 3 a 1. Pertencem ao GRUPO H. Deixando POÁ, vou buscar LUCINDA na casa de dona ESMERALDA, Conversamos com a irmã da LUCINDA, JOSÉ THOMAZ e SÔNIA.
Faleceu WILLIE DE MELLO PEIXOTO BRABAZON DAVIDS nesta tarde. Ex-combatente de 1932, foi advogado militante no Fórum de SÃO PAULO por mais de 60 anos. Ex-presidente da UNIÃO CULTURAL BRASIL-ESTADOS UNIDOS e do HOSPITAL SAMARITANO. Da GRÃ-BRETANHA recebeu a condecoração ORDER OF BRITISH EMPIRE e do Governo do Estado, A Medalha de 1932.      
  15 a. das anotações em 14 de junho de 1999 (segunda-feira):esta é uma segunda-feira de frio e chuva. Apesar da gripe, embarco às 9:30 horas num lotação, com destino à estação ARMÊNIA. Tenho vários compromissos em SÃO PAULO. No MMDS, encontro à minha espera MARIVALDO. Fará um estágio conosco durante uma semana. Há 7 anos atrás, 1992, MARIVALDO, da BAHIA, chegou em SÃO PAULO para estudos na corporação daqui, em 12 de junho. Retornou depois em 1995 e no ano passado.
Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o CORONEL ARY CANAVÓ mostra-se animado com a visita do Comandante do Exercito Sudeste, GENERAL LICÍNIO NUNES DE MIRANDA FILHO. Quer apresentar um trabalho calcado nas suas viagens a PORTO ALEGRE, QUELUZ, CRUZEIRO, ITARARÉ e outros lugares onde foi fazer política do sentimento nativista com a desculpa de ser presidente do MMDC. Naturalmente irá omitir o seu combate a FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Será o seu “canto de cisne” porque no dia 9 de Julho deixará a presidência e cairá no ostracismo, face o seu mau direcionamento no MMDC.
O TENENTE PM GUEDES traz vários diplomas já prontos para serem registrados nos livros das medalhas CONSTITUCIONALISTA, MMDC e PEDRO DE TOLEDO. Chegam os dois nomes dos guardas-civis que irão receber a Medalha PEDRO DE TOLEDO. CORONEL CANAVÓ vai ao CCB entregar um convite da visita do GENERAL LICÍNIO ao MMDC. Quer que eu o acompanhe. O CORONEL PM CARCHEDI, Cmt do CCB, não se encontra presente. Chove quando o CORONEL CANAVÓ me deixa no metrô. Já no interior da estação SÉ, vou cruzar com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Conversamos sobre a recepção ao GENERAL LICÍNIO, amanhã à tarde. Interessante é que me sinto melhor da gripe, apesar do mau tempo. Já o mesmo não se pode dizer da LUCINDA. Ela continua tossindo muito. Não tem o devido repouso. Hoje, levantou às 5 horas. Andou se molhando no quintal.
Exame de DNA apontou que o promotor IGOR FERREIRA DA SILVA, acusado de matar a mulher, grávida de oito meses, não é o pai do bebê que a mulher esperava.
O PT deu a largada para a sucessão de CELSO PITTA e anunciou a candidatura da ex-deputada federal, MARTA SUPLICY, para a disputa da Prefeitura no próximo ano.
Tropas da KFOR, força de paz que vai garantir a volta dos refugiados da guerra em KOSOVO, encontraram fossas comuns com mais de 200 corpos perto das cidades de KACANIK e PRISREN.
O ator DEFOREST KELLEY, que fez o doutor LEONARD BONES McCOY na série JORNADA NAS ESTRELAS, morreu na sexta-feira, dia 11 de junho, numa casa de repouso de WOOKLANDS HILLS, um subúrbio de LOS ANGELES. KELLEY, de 79 anos, morreu após uma longa enfermidade.
  14 a. dirigentes da CORÉIA DO SUL e do NORTE se comprometem a colaborar para uma eventual reunificação da península, em 14 de junho de 2000.
  14 a. falece a mulher mais velha do BRASIL, em MINAS GERAIS, MARIA DO CARMO JERÔNIMO, com 129 anos de idade, em 14 de junho de 2000.
  14 a. de minha ida ao CENTRO EMPRESARIAL DE SÃO PAULO, com o presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e o professor HILÁRIO FRANCO, a fim de entregar o ofício de outorga da Medalha Constitucionalista ao presidente da AMBEV, VICTORIO CARLOS DE  MARCHI, em 14 de junho de 2000. O motorista do Professor HILÁRIO FRANCO - CIPRIANO - conhece POÁ. CIPRIANO esteve internado no Abrigo Batuíra durante dois anos. Com as lembranças em comum, começamos a  citar os nomes de antigos companheiros daquela época: CLÓVIS, JOSÉ   WALTER TEIXEIRA (SABIÁ) e muitos outros.
  14 a. falece o ex-combatente da Revolução de 32, DR. LUIZ ROSIN CALGARO, aos 88 anos, no dia 14 de junho de 2000. Residiu muitos anos em TUPÃ.

ACONTECEU EM  14 DE JUNHO DE 2001 : -    QUINTA-FEIRA SANTA
Apesar do feriado religioso, LUCINDA levanta às 5 horas para acordar o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Ele irá trabalhar no CSM/AM. LUCINDA está curtindo mais uma gripe. Quero aproveitar o feriado religioso para redigir a minuta de uma carta que irei mandar para os conselheiros da Sociedade Veteranos de 32-MMDC explicando as razões da reunião extraordinária marcada para 17 de julho, quando se fará a eleição para um mandato tampão de quase um ano, face a desistência do CORONEL PM MELLO ARAÚJO como Presidente da Sociedade, logo após o 9 de julho.
Também elaboro os dizeres do ofício de Convocação dos Conselheiros, a ser assinado pelo Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO.
Assisto pela TV o velório do guitarrista dos TITÃS, MARCELO FROMER, que começou às 9:30 horas e irá até às 16 horas para os fãs do músico. Depois, apenas os familiares e os integrantes do Conjunto TITÃS ficarão até às 17 horas, quando então acontecerá o enterro no cemitério da PAZ, no MORUMBIL. O sepultamento de MARCELO FROMER foi acompanhado por três mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs. Às 17 horas, horário do sepultamento, quatro pacientes já haviam recebido cinco dos quatro órgãos do artista, doados pela família.   
Assisto também as notícias sobre CORPUS CHRISTI: os famosos tapetes de SANTANA DO PARNAÍBA (quase dois quilômetros de extensão, uma das tradições mais antigas dessa cidade)            ; CABEDELO (na PARAÍBA); BRASÍLIA; CAÇAPAVA; SABARÁ (MG); CRICIÚMA (SANTA CATARINA). No SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, perante 50 mil fiéis, o padre MARCELO ROSSI reza a missa com uma proteção nos olhos e óculos escuros por causa de uma conjuntivite.

POLÍCIA APREENDE MOTO DE SUSPEITO DE MATAR FROMER -

O detetive particular JOSÉ EDUARDO DE FREITAS foi detido e sua moto HONDA CB 450 apreendida pela polícia depois de ele ter sido acusado, em denúncia anônima, do atropelamento que causou a morte de MARCELO FROMER, guitarrista da banda de rock TITÃS. O suspeito tem a seu favor o capacete preto, que não confere com a cor denunciada. O sepultamento do músico, as 17 horas, foi acompanhado por três mil pessoas entre parentes, amigos e fãs. Nesse horário, quatro pacientes já haviam recebido cinco dos sete órgãos do artista, doados pela família.
Assisto também as notícias sobre CORPUS CHRISTI: os famosos tapetes de SANTANA DE PARNAÍBA (quase dois quilômetros de extensão, uma das tradições mais antigas dessa cidade); CABEDELO (na PARAÍBA); BRASÍLIA; CAÇAPAVA; SABARÁ (MG); CRICIUMA (SANTA CATARINA).
No SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, perante 50 mil fiéis, o padre MARCELO ROSSI reza a missa com uma proteção nos olhos e óculos escuros por causa de uma conjuntivite. 

O CABO MAURO PEREIRA PINTO, de 40  anos, foi assassinado ao abordar os ocupantes de um TIPO azul, na avenida ARMANDO ARRUDA PEREIRA, no JABAQUARA, por volta das 22 horas. Ele percebeu o sinal de um refém mantido no carro, mas houve troca de tiros. No confronto, um taxista e dois bandidos acabaram feridos. Um casal foi preso, acusado de fazer parte da quadrilha. O refém sumiu durante a confusão.

DIVULGADO o relatório da investigação oficial sobre o massacre da família real nepalesa. Nele, revela-se que o príncipe DIPENDRA havia fumado  haxixe antes de entrar no salão real, completamente bêbado, e disparar contra o pai, o rei BIRENDRA, e a mãe, a rainha AISHWARYA, além de outros membros da família real, numa verdadeira carnificina.

FÁBIO JÚNIOR e PATRÍCIA DE SABRIT se separaram. Cinco meses depois de se casarem com toda pompa e circunstância, eles decidiram se separar. O anúncio foi feito hoje. Conheceram-se em dezembro de 2000 e, com menos de dois meses de namoro decidiram pelo matrimônio.

Morre SEBASTIÃO NETO, músico brasileiro.

Um avião com meia tonelada de alimentos está sendo aguardado no aeroporto de GUARARAPES, no RECIFE, para as vítimas do flagelo da seca. Dez toneladas estão sendo encaminhadas por carretas.

2 002  :  -    SEXTA-FEIRA  
O BRASIL conhece nesta madrugada o seu adversário da próxima segunda-feira, dia 17, já nas oitavas–de–final da 17ª COPA DO MUNDO. A BÉLGICA venceu a RÚSSIA por 3 a 2 e ficou com a segunda colocação do GRUPO D. Em primeiro, ficou o JAPÃO, que derrotou a TUNÍSIA por 2 a 0. No GRUPO H, a CORÉIA DO SUL despachou PORTUGAL na derrota da seleção de FIGO por 1 a 0.  Ficou em primeiro lugar do grupo com 7 pontos. Em segundo, ficou a seleção dos EUA, mesmo perdendo por 3 a 1 para a POLÔNIA.

Mantenho um contato telefônico com o CORONEL CELSO, chefe de gabinete do Comandante Geral. Peço a sua ajuda na assinatura do Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES nos ofícios de convocação dos conselheiros da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, para a reunião de 28 de junho.
Chego depois do meio–dia no MMDS. Comento uma possível ida até o RIO DE JANEIRO para servir de consultor na novela ESPERANÇA, que terá alguns capítulos focalizando a REVOLUÇÃO DE 32. Ontem, fui “sondado” pela rede GLOBO a respeito de alguns acontecimentos de vulto no Movimento, como, por exemplo, o episódio trágico de PAULO VIRGÍNIO, um dos mártires da revolução. Para contar onde estavam as tropas revolucionárias, alguns ditatoriais jogaram-lhe uma panela de água fervendo e, depois, mandaram-no cavar uma cova para ser enterrado. Foi assassinado, barbaramente, com uma coronhada que lhe esfacelou o crânio. Os oficiais aconselham-me a ir para o RIO, mas quero a companhia de um major para me auxiliar nos deslocamentos. Um deles está disponível apenas por um tempo limitado e isso dificulta o meu empenho nesse serviço.
Tenho uma tarde intensa no MMDC, atendendo uma série de pessoas e de telefonemas, quase tudo girando em torno das solenidades de julho. O DIÁRIO OFICIAL publica a criação do COLAR IBRAHIM NOBRE, que deverá galardoar pessoas ligadas à revolução de 32. Desconhecia essa iniciativa do governo do Estado e procuro me inteirar disso. Faço uma ligação telefônica para o PAULO BOMFIM que nada sabe a respeito, mas diz que pode ser uma iniciativa da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA. Ligo para o presidente da Academia, DOUGLAS MICHALANY, que também não tinha conhecimento desse ato.
Mando, via e-mail, para o presidente da Academia Paulista de História, a Relação da COMISSÃO ORGANIZADORA DOS 70 ANOS DA REVOLUÇÃO, a fim de serem mandados convites para o ato solene no Palácio dos Bandeirantes, em 9 de julho, às 18 horas.
O Sr. PIRES, em telefonema para Dona CÉLIA, banca o malcriado, gritando com a funcionária e culpando-a das ligações para com o MMDC estarem assoberbadas. Parece que está ficando esclerosado. Não tem vindo ao MMDC e acha de culpar os outros por estarem trabalhando.
Não bastasse essa situação ridícula, estou conversando com o Sr. MARCONDES quando chega, inesperadamente, a pessoa impertinente de REGINA CELENTANO. Ela argumenta que não está recebendo os convites do MMDC para as solenidades. É uma criadora de caso. Foi expulsa em 1998 e, vez por outra, acha de nos atormentar.
Ainda mantenho contato telefônico com o Cerimonial do Palácio dos Bandeirantes. Trata-se da entrega dos ofícios de outorga das medalhas para alguns secretários de Estado, em 18 de junho, aproveitando uma audiência marcada com a primeira–dama do Estado, MARIA LÚCIA ALCKMIN, indicada também para receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA.

O Movimento BASTA DE VIOLÊNCIA, EXCLUSÃO E IMPUNIDADE, de SÃO PAULO, fez um ato de protesto contra a morte do jornalista TIM LOPES e a criminalidade no País, reivindicando e propondo medidas de combate ao crime organizado. 500 pessoas participaram do evento, que ocorreu defronte do MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, na avenida PAULISTA, no início da tarde.

Embora todas as operações para captura do traficante ELIAS PEREIRA DA SILVA, o ELIAS MALUCO, tenham sido frustradas, a polícia vem conseguindo prender comparsas do bandido. ELIZEU FELÍCIO DE SOUZA, o ZEU, de 22 anos, foi detido na FAVELA VILACRUZEIRO, zona norte. Ele teria visto a execução de TIM LOPES.

Os jurados do 1º Tribunal do Júri da Capital decidiram hoje à tarde que o skinhead ROBERT FERNANDO GROS DIAS não participou do assassinato do adestrador de cães ÉDISON NERIS. Ele foi morto por um grupo de carecas, em fevereiro de 2000. NERIS foi atacado porque estava de mãos dadas com DARIO PEREIRA NETO, que conseguiu fugir. O júri aplicou a ROBERTO GROS pena de dois anos de prisão por formação de quadrilha. Como ele já cumpriu essa pena enquanto aguardava o julgamento, o juiz LUIZ FERNANDO CAMARGO DE BARROS VIDAL expediu alvará de soltura em favor do réu.

A juíza da 1ª Vara Criminal de IBIÚNA, EDUARDA ROMEIRO CORREIA, pronunciou o jornalista ANTÔNIO PIMENTA NEVES, para que seja levado a júri popular por homicídio duplamente qualificado – motivação torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa de vítima, a também jornalista SANDRA GOMIDE. Ela foi morta a tiros, em IBIÚNA, em 20 de agosto de 2000. A acusação sujeita PIMENTA a pena variável de 12 a 30 anos de reclusão, em regime fechado.  PIMENTA responde ao processo em liberdade.

O pediatra EUGÊNIO CHIPKEVITCH, acusado de atos de pedofilia, invocou o direito do silêncio na audiência de interrogatório realizada na 10ª VARA CRIMINAL da Capital. Repetiu assim a estratégia adotada anteriormente na polícia, onde dissera que só falaria em juízo. O promotor insiste na condenação por doze atentados violentos ao pudor, onze crimes de violação de imagem e corrupção de menor. O juiz marcou para 10 de julho os depoimentos das testemunhas de acusação.
  
GLÓRIA PEREZ PODE MUDAR DESTINO DE LEO em “O CLONE” no último capítulo que irá ao ar nesta sexta–feira. Com média de 62 pontos e pico de 68, a novela termina nesta noite.
A única novidade foi o desfecho de NAZIRA. A muçulmana espetaculosa terminou com MIRO, em um cavalo alado. No restante, tudo ocorreu como previsto. JADE ficou com LUCAS, com direito a visitas da filha. LEO e ALBIERI sumiram no deserto, ou melhor, nas dunas de NATAL, onde foram gravadas as últimas cenas. SAID ficou com RANYA e ZULEIKA . MEL e NANDO se recuperaram e abriram uma clínica com o nome de REGININHA, que simplesmente desapareceu no RIO. A novela começou com o casamento de tio ALI e ZORAIDE e com muita dança. Essa novela uniu temas como clonagem humana, costumes muçulmanos e dependência química. Teve como fio condutor o romance entre LUCAS (MURILO BENÍCIO) e a muçulmana JADE (GIOVANNA ANTONELLI).  
        
Um suicida explodiu um carro–bomba na entrada do Consulado dos EUA em KARACHI (PAQUISTÃO). Onze pessoas, incluindo o suicida, morreram. A ação não matou nenhum americano, mas chegou a ferir cinco funcionários do consulado e um fuzileiro naval que trabalhava como segurança. No total, 45 pessoas ficaram feridas no incidente. WASHINGTON decidiu fechar preventivamente a sua embaixada na capital paquistanesa, ISLAMABAD, assim como todos os seus consulados no país.

APROVADO o pedido de extradição do ex–presidente ALBERTO FUJIMORI pelo governo peruano. Refugiado no JAPÃO desde 2000, FUJIMORI é acusado de violação aos direitos humanos e de ter tido ligação com dois assassinatos durante seu governo.

ROUBADOS seis castiçais, treze coroas de ouro e prata e um resplendor de outro maciço da CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO, em CARAVELAS, na BAHIA. As peças, do século XVIII, foram avaliadas em dois milhões de reais.

JORNAL DA TARDE mostrava que, apesar de classificada no primeiro lugar de sua chave para a próxima fase da COPA DO MUNDO no JAPÃO, a Seleção Brasileira ainda enfrentava críticas, principalmente em relação a seu esquema de defesa. Além disso, 48 funcionários públicos suspeitos de corrupção na Prefeitura seriam investigados pelo Ministério Público Federal.

2 003  :   -       SÁBADO
A obra de IBERÊ CAMARGO, um dos grandes mestres da pintura brasileira do SÉCULO XX, finalmente ganha uma retrospectiva a sua altura. Neste sábado, a PINACOTECA DO ESTADO inaugura a mostra IBERÊ CAMARGO: DIANTE DA PINTURA que, por meio de quase uma centena de trabalhos de sua autoria, reconstrói a trajetória desse artista, autor de um expressionismo trágico, de um registro terrível da dor e da perplexidade do homem diante do mundo moderno. Essa mostra é fruto do trabalho desenvolvido pela FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO- que vem fazendo um grande esforço para a preservação e divulgação do trabalho do pintor e que está também por trás da construção do MUSEU IBERÊ CAMARGO em PORTO ALEGRE, cujo projeto é do célebre arquiteto português ÁLVARO SIZA. E depois de SÃO PAULO, deverá circular pelo RIO DE JANEIRO, SALVADOR e RECIFE.

Começa hoje a primeira etapa da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMELITE. Com o slogan “É SÓ UM PARA VOCÊ E MUITOS PARA ELE”, a meta do Ministério da Saúde, que distribuirá 30 milhões de doses da vacina e investiu 27 milhões de reais na campanha, é vacinar 17 milhões de crianças menores de 5 anos, em mais de 116 mil postos em todo o País. No Estado de SÃO PAULO, a campanha é aberta às 8 horas pelo governador em exercício CLÁUDIO LEMBO, no Centro Promocional DINO BUENO, nos CAMPOS ELÍSIOS, na capital.

Com início às 14 horas, em MONTREAL, no CIRCUITO GILLES VILLENEUVE, na ÎLE DE NOTRE DAME, começa o treino classificatório para a formação do “grid” de largada do GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ, de FÓRMULA 1. O POLE POSITION vem a ser o alemão RALF SCHUMACHER. JUAN PABLO MONTOYA fica com a segunda colocação. MICHAEL SCHUMACHER sairá em terceiro amanhã; FERNANDO ALONSO, em quarto; RUBENS BARRICHELLO em quinto; MARK WEBBER em sexto; OLIVIER PANIS em sétimo; JARNO TRULLI em oitavo; CRISTIANO DA MATTA em nono; HEINZ-HARALD FRENTZEN em décimo; DAVID COUTHARD na 11ª colocação; HEIDFELD na 12 ª posição; o brasileiro ANTÔNIO PIZZONIA sairá em 13 º lugar.

Ao cair da tarde, PAULO CÉSAR e seus amigos preparam-se para mais uma noite na quermesse que inventaram na rua BENVINDO TOLENTINO NETO. LUCINDA ajuda-os na cozinha.

FALECEU neste sábado ELISA BOTELHO BYINGTON – LISOTA – aos 92 anos, viúva do senhor ALBERTO JACKSON BYINGTON JÚNIOR, que pertenceu ao Movimento Constitucionalista de 32. Pertencente a tradicionais troncos paulistas, era nora de dona PÉROLA BYINGTON e neta dos CONDES DE PINHAL. Nos bancos escolares das CÓNEGAS DE SANTO AGOSTINHO do COLÉGIO DES OISEAUX, teve a sua formação de jovem realizadora e sonhadora. Participou do GRUPO GUIGNARD, na Escola Livre de Pintura, no RIO, com IBERÊ CAMARGO e outros. Era irmã do Sr. ANTÔNIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO e de dona EVANGELINA BOTELHO MACHADO. Deixa seis filhos, 21 netos e 20 bisnetos.

Foi preso por biopirataria o espanhol JESUS ASTRAIN, que tentou sair do BRASIL com 168 insetos amazônicos dentro de sacos plásticos.

TRADIÇÃO E POMPA NO ANIVERSÁRIO DA RAINHA. Com uma cerimônia que marca a pompa da monarquia britânica desde 1878, a rainha ELIZABETH II comemorou hoje o seu 77º aniversário – ela nasceu no dia 21 de abril de 1926, mas a parada militar em homenagem à soberana é realizada em junho, por causa do clima mais agradável da primavera. Ela assistiu ao desfile ao lado do marido, príncipe PHILIP, na varanda do PALÁCIO DE BUCKINGHAM. Pela primeira vez, o príncipe PHILIP, de 82 anos, participou do desfile em uma carruagem, em vez de ir a cavalo, por causa da idade avançada. Pilotos que estiveram na guerra do IRAQUE participaram do desfile anual. Jatos do tipo TORNADO e JAGUAR sobrevoaram o PALÁCIO DE BUCKINGHAM enquanto eram observados da sacada pela família real.

Sob forte pressão dos EUA e EGITO, representantes dos governos israelense e palestino se reuniram hoje na casa do embaixador americano em ISRAEL, DAN KURTZER, reiniciando conversações na área de segurança, com o objetivo de pôr fim à onda de violência que causou mais de 50 mortes nos últimos dez dias. Reuniram-se à noite, na casa do embaixador KURTZER, em HERTZELIA, perto de JERUSALÉM, o ministro da Segurança da Autoridade Nacional Palestina, MOHAMED DAHLAN, e o coordenador militar de segurança de ISRAEL na CISJORDÂNIA e FAIXA DE GAZA, general AMOS GILAD.

MORREU neste sábado, aos 75 anos, o trombonista californiano JIMMY KNEPPER, ex-integrante das bandas de CHARLES MINGUS, WOODY HERMAN e HERBIE MANN. KNEPPER sofria do MAL DE PARKINSON. Nascido em 1927, KNEPPER começou tocando com MINGUS em 1957. Deixou o grupo em 1962, após uma briga com MINGUS, que lhe arrancou um dente num soco. KNEPPER tinha uma fabulosa técnica e conseguiu desenvolver um estilo moderno de suingue, dissociada da de J.J. JONHSON, o grande nome do instrumento no jazz.

2 004  :  -  SEGUNDA-FEIRA
ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
OF.: 76/04 COORDEC
Prezado Senhor,
Na condição de Coordenadora de Educação e Cultura desta Associação e, para minha honra, membro integrante dessa Sociedade Veteranos de 32, orgulha-me convidar para o Espetáculo “REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32 – UMA VISÃO MUSICAL” que faremos realizar no Auditório SIMÓN BOLIVAR, espaço gentilmente cedido pelo MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, para apresentação às 20,00 horas do dia 14 de junho próximo.
O show reproduz uma das mais belas páginas de nossa história, a partir de músicas da época, um legado digno de admiração e respeito. O cenário faz reviver a década de 30, em particular pela presença estilizada dos atores e do Grupo TROVADORES URBANOS, especialmente convidado para a peça, que ainda contará com o brilho da participação do CORPO MUSICAL DA BANDA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SP.
No aguardo da prestigiosa presença de V. SA. , subscrevo-me,
                                                         Cordialmente
                                               THAIS HELENA COSTA
                                   Coordenadora de Educação e Cultura

Com uma temperatura de 8 graus, piorada por causa dos ventos, o que dá uma sensação térmica mais baixa do que a realidade, faço uma caminhada pela PEDRO VICENTE e AVENIDA DO ESTADO até a ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA da POLÍCIA MILITAR. A viagem de ônibus é muito demorada por causa da UNCTAD, com algumas ruas interditadas nas imediações do ANHEMBI. Foram registrados 80 km de lentidão no trânsito. Uma manifestação de sindicalistas, na AVENIDA TIRADENTES, também afetou o trânsito. O reforço com barreiras do Exército e das Polícias Federal e Militar complicou ainda mais o tráfego. Chego depois das 10 horas, como era minha intenção. Lá já se encontra o CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Levamos ao tenente FORNER, oficial designado para cuidar do desfile cívico do NOVE DE JULHO, todos os dados que temos de entidades que pretendem participar da solenidade: ITARARÉ (duas escolas desse município) – uma escola de CAMPINAS – ASSSOCIAÇÃO COMERCIAL (distritais CENTRO e IPIRANGA – DEGRAU – CAMPING) – CLUBE ESPÉRIA – Na EEF, vamos ficar até às 11:30 horas. Chega a um dado momento em que recordamos dos anos 60/70, época do terrorismo. O Cel PAULO foi assistente dos comandantes gerais: Cel ANTÔNIO FERREIRA MARQUES e Cel CONFÚCIO DANTON DE PAULA AVELINO, ambos do Exército. Talvez o MARCELO GODÓI possa entrevistar o Cel PAULO, na sua tese de mestrado sobre a nossa Corporação. Deixando a EEF, vou diretamente para a agência do BANESPA, no interior do Corpo de Bombeiros, onde deposito o cheque que me foi entregue pelo CARLOS, em POÁ, no sábado. Ao passar pelo METRÔ-SÉ, observo os cartazes do GREENPEACE, na sua campanha internacional pela preservação da AMAZÔNIA.  
Chego no MMDS quase ao meio-dia. O Cel MENDES tinha me telefonado e retorna com a ligação para dizer que precisava de mim para assinar um documento na COOPMIL. Deixo então a reunião com os oficiais para atendê-lo. Mas nesse lapso de tempo ele consegue falar com seu genro, CAPITÃO ADRIANO PAZZELI, que irá com ele até a COOPMIL. Mais tarde, na Sociedade, com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, vamos passar alguns momentos de intranqüilidade. Diz o presidente que há por baixo do pano um trabalho no Palácio dos Bandeirantes no sentido de tirar o Monumento-Mausoléu do MMDC, passando-o para o Estado. O Cel MENDES retira-se logo, pois tem de resolver problemas financeiros inadiáveis. Agüento a onda pessimista do Sr MARCONDES, que não vê possibilidade de existência da Sociedade caso venha a perder o Obelisco. Deixando um pouco esse assunto de lado, trato de coisas mais palpáveis, como é o caso da relação dos agraciados com a medalha CONSTITUCIONALISTA, por parte da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, de JAHÚ. Passo essa relação para o sargento OSVALDO, da DAMCO, encarregado de confeccionar os diplomas.
Pouca coisa dá para produzir no MMDC nesta tarde de pessimismo e de muito frio. Às 16:30 horas, estou retornando para GUARULHOS. O mau tempo impede que eu vá até o MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, para assistir a VISÃO MUSICAL DE 32, como está programado para as 16 horas. Haverá também uma sessão marcada para as 20 horas.
      
Dois repórteres colombianos, correspondentes da agência de notícias mexicana NOTIMEX, foram assaltados hoje na Rua VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, zona norte. Eles estavam a caminho da 11ª REUNIÃO QUADRIENAL DA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO (UNCTAD). Bem perto dali, na ponte CRUZEIRO DO SUL, a segurança era reforçada por dois soldados do Exército. O assalto foi às 9 horas, numa loja de fotocópias. “Levaram uma pasta com todos os meus documentos. Não sei o que fazer agora”, disse WALDHEIM GARCIA MONTOYA, de 31 anos, que ainda teve um laptop e uma câmera digital levados pelos bandidos. De JUAN LONDONO, de 30 anos, os ladrões levaram cem reais. “Eram bem vestidos, eu nunca iria desconfiar”, disse MONTOYA. “Ainda expliquei que na pasta só havia documento”.

O empresário britânico RICHARD BRANSON conseguiu hoje mais uma façanha: percorrer os 35 km do CANAL DA MANCHA, entre a GRÃ-BRETANHA e a FRANÇA, em uma hora e quarenta minutos, num carro anfíbio de dar inveja ao agente JAMES BOND. O antigo recorde pertencia a um francês. Dono do grupo empresarial VIRGIN, BRANSON já cruzou o OCEANO ATLÂNTICO num balão, em 2003.

PAULO DOS SANTOS RODRIGUES, de 27 anos, o “PAULINHO CICATRIZ”, foi preso pelo DEIC no dia 2 de junho e apresentado hoje. Ele é acusado de ser um dos líderes da facção criminosa PCC e de chefiar a maior quadrilha de assaltantes de bancos e pedágios da região de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. O bando de “CICATRIZ” pode estar envolvido em duas mortes.

A PETROBRÁS aumentou hoje em 10,8 % o preço da gasolina nas refinarias, alegando a alta do petróleo no mercado internacional. Na bomba, o reajuste deve ficar em 4,5 %, subindo de R$ 1,88 para R$ 1,96 o litro. O preço do óleo diesel também aumenta na bomba e o reajuste deve ultrapassar 6 %.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA receitou “coragem política” aos países em desenvolvimento para cobrar mudanças nas políticas comerciais protecionistas estabelecidas pelos países ricos –como os EUA e os que compõem a UNIÃO EUROPÉIA. LULA discursou hoje na abertura da 11 ª UNCTAD: “Estamos conscientes de que o desenvolvimento não é um presente que a comunidade internacional dará às nossas nações”, disse o presidente. A posição de LULA foi respaldada no discurso do secretário-geral das NAÇÕES UNIDAS, KOFI ANNAN, que pediu coerência nas negociações entre os países ricos e pobres. “Os países ricos não podem dar com uma mão e tirar com a outra, e eles, que impõem liberdade de comércio, também devem abrir suas portas”.

A UNCTAD atraiu para SÃO PAULO outros eventos internacionais, organizados por grupos que se opõem às políticas neoliberais. A 4ª Conferência Internacional da VIA CAMPESINA reúne representantes de movimentos sociais rurais de quase 80 países. As reuniões começaram hoje, em INDAIATUBA, interior de SÃO PAULO, na região de CAMPINAS, e prosseguem até sábado. O 3º Seminário AGENDA PÓS-NEOLIBERAL é organizado por entidades do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, entre elas o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), o Instituto ROASA LUXEMBURGO e a ACTION AID. Na programação, três debates: a Reinvenção da Política, Desenvolvimento para a Dignidade Humana e Repensando a Relação Desenvolvimento e Comércio em Uma Perspectiva Neoliberal. No primeiro dia dos trabalhos oficiais da UNCTAD, representantes de diferentes movimentos sociais participaram de uma manifestação contra o livre comércio e pelo direito ao trabalho. Os manifestantes percorreram avenidas da zona norte da cidade, mas foram afastados da entrada do Centro de Convenções do ANHEMBI. Também hoje, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, em SÃO PAULO, foi lançada a 5ª edição do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, de 26 A 31 DE JANEIRO DE 2005, que será realizado em PORTO ALEGRE, com o tema “PORTO ALEGRE 2005: novos desafios no processo FSM frente à dominação e à militarização neoliberal”. 

FALECEU, aos 92 anos, em BELO HORIZONTE, o padre ANSELMO MORGANTE. Paulista de nascimento, dedicou toda a sua vida à educação. Em SÃO PAULO, foi reitor do COLÉGIO SÃO JUÍS e, em NOVA FRIBURGO (RJ), reitor do COLÉGIO ANCHIETA, além de Capelão da PUC do RIO DE JANEIRO.

CONDENADA a sete anos de prisão pelo roubo de 7,74 milhões de dólares do BANCO DE INVESTIMENTOS GOLDMAN SACHS, a secretária JOYTI DE-LAUREY. Ela forjava a assinatura dos executivos da empresa e transferia dinheiro da corporação para a própria conta.

HOLLYWOOD, a capital mundial do cinema, se viu nesta segunda-feira às voltas com um crime tão violento que parecia até ter saído das cenas de algum dos filmes que produz. O médico MORLEY ENGLESON, 67 anos, e o roteirista ROBERT LEES, 91 anos, era vizinhos e foram brutalmente assassinados a facadas em suas casas. LEES foi decapitado e a sua cabeça foi encontrada na casa de ENGLESON. No dia seguinte ao crime, a polícia da CALIFÓRNIA prenderia o sem-teto KEVEN GRAFT, como um dos principais suspeitos do assassinato. Foram achados em sua casa objetos pertencentes a LEES.
  
Um terrorista suicida lançou hoje um carro-bomba contra um comboio de civis estrangeiros, causando uma forte explosão que matou pelo menos 13 pessoas, feriu mais de 60 e espalhou pânico no coração de BAGDÁ. Uma multidão de jovens furiosos correu imediatamente para o local e recebeu com pedradas soldados americanos, que foram obrigados a recuar. Entre os mortos estão dois britânicos, um francês e um americano. O Ministério do Interior do IRAQUE afirmou que um estrangeiro perpetrou o ataque, mas não divulgou sua nacionalidade.
O ex-ditador do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, será entregue ao novo governo interino iraquiano para julgamento dentro de duas semanas, disse o novo primeiro-ministro do País, IYAD ALLAWI. Ele é mantido sob custódia em local não revelado desde sua prisão, em dezembro de 2003, perto da cidade de TIKRIT,  como prisioneiro de guerra.
  
2 005  :   -   TERÇA-FEIRA
Recebo um telefonema do PASTOR MARINHO, autor de um livro técnico sobre as armas usadas na Revolução de 1932. Quer ele aproveitar essa época do ano para divulgar o seu livro. Pretende entregar um exemplar para o governador do Estado, GERALDO ALCKMIN, e outro para o prefeito JOSÉ SERRA, por ocasião da solenidade do 9 DE JULHO, no IBIRAPUERA.
O CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI telefona-me logo cedo. Ele compareceu nesta manhã no Comando SUDESTE, setor de inativos. Ali encontrou o TENENTE-CORONEL ROBINSON SANTIAGO, que o levou até sua residência. Diz ele que o SANTIAGO prometeu ajudar a Sociedade com material de escritório.

Numa manhã muito quente, vou para SÃO PAULO depois das 11 horas. Passo pelo BANESPA. O ADALVO depositou na minha conta a quantia de 240 reais, referente ao aluguel do meu terreno. A LUCINDA sabe disso porque ontem telefonou ao ADALVO e praticamente o forçou a fazer o depósito. Quer o dinheiro. O TONINHO, gerente, diz que irá entrar em gozo de férias. Falo a ele da problemática da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que deve ao BANESPA a quantia de nove mil reais. Depois, ele vê pelo computador quando é que terei direito a uma restituição de um dinheiro que apliquei no DIN DIN em 2000. Foram mil reais e, em setembro, poderei resgatar essa poupança. Só que são 1100 reais que tenho direito. Um mau negócio. Na época, fizeram propaganda enganosa das aplicações. Desabafo-me com o TONINHO dessa sacanagem.
Pouco tempo poderei permanecer na entidade MMDS. A gestão dos negócios está mais nas mãos do VICTÓRIO. Aos poucos, vou ficando cansado dessa Entidade. Tudo é uma rotina angustiante e não surgem fatos novos. AMÉRICO ajuda-me na compra de material de escritório e depois vai ao MMDC.
O TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA irá conversar com a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO a respeito do lançamento do selo comemorativo do núcleo do MMDC da LAPA. Em princípio isso está marcado para 9 de julho. Ele manda o MAJOR CAMPOS VERDE (filho do CORONEL PM Ref OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE) entregar-me vários jornais da LAPA sobre a solenidade de 24 de maio.
Converso, via fone, com o Sr ALENCAR THOMAZ, ex-combatente que irá assumir o Comando do Exército Constitucionalista em 9 de julho. Quem irá entregar o comando será ABRAÃO YÁZIGI NETO, um ex-combatente do Instituto de Engenharia que assumiu esse cargo em 2004, no lugar do veterano ARQUIMEDES, por motivo de doença. Peço para que ele venha até a Sociedade na quinta-feira, a fim de conversar com GINO STRUFFALDI em sua primeira reunião de Diretoria, em caráter preliminar. Também mantenho um contato telefônico com o ex-combatente THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO. Ele fala de suas dificuldades, aos 94 anos, mas fará todo o possível para comparecer na posse dos novos dirigentes do MMDC.
Em casa, mantenho um contato com o celular do CORONEL MENDES, a fim de explicar a ele as complicações que deverei passar no INCOR, onde irei fazer um exame demorado (segundo previsões deverá durar de quatro a cinco horas).
Doutora NELLY CANDEIAS telefona-me e diz que a patrocinadora da solenidade de 9 de julho – dona CÁRBIA - não aceitou a participação do núcleo da LAPA no lançamento do selo comemorativo. Ela quer exclusividade para a inauguração do MEMORIAL DE 32. É a família BOURROUL quem está custeando toda essa festa. Entendo a sua posição. Ela já conversou com o TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA a respeito disso.

O presidente nacional do PTB, deputado ROBERTO JEFFERSON, mesmo dizendo não ter provas, citou hoje o nome de seis deputados que receberiam o mensalão: VALDEMAR COSTA NETO (presidente do PL), JOSÉ JANENE (PP-PR), PEDRO CORRÊA (PP-PE), SANDRO MABEL (PL-GO), BISPO RODRIGUES (PL-RJ) e PEDRO HENRY (PP-MT). Todos negaram. JEFFERSON fez questão de inocentar o presidente LULA, mas culpou o ministro JOSÉ DIRCEU (CASA CIVIL). “DIRCEU, se você não sair daí rápido, você vai fazer réu um homem inocente, que é o presidente LULA”, disse. A principal acusação de JEFFERSON é a de que o esquema do mensalão era de conhecimento da cúpula do PT, incluindo DIRCEU e JOSÉ GENOINO. Segundo JEFFERSON, DIRCEU montou um cordão de isolamento  em torno de LULA e, quando o presidente ficou sabendo do esquema, o mensalão acabou, paralisando as votações na Câmara. DIRCEU negou as acusações e se dispôs a fazer uma acareação. JEFFERSON também detalhou como o PT teria dado 4 milhões de reais para a campanha do PTB no ano passado, de um total prometido de 20 milhões de reais. Segundo ele, JOSÉ GENOINO prometera passar recibo das doações, mas não o fez. JEFFERSON disse ainda que, quando foi cobrar de DIRCEU o restante dos repasses, ouviu do ministro que a situação estava difícil, que a PF era “tucana” e que havia prendido 62 doleiros, fazendo com que “a turma da ajuda” não pudesse “internar dinheiro no BRASIL”. GENOINO nega ter dado dinheiro. JEFFERSON cumpriu a promessa de causar um terremoto político nesse depoimento no CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA. O único problema é que ele não apresentou provas das suas acusações e isso poderá lhe criar uma grande represália por parte das pessoas que foram denunciadas nesse pronunciamento bombástico.

Uma rebelião na Penitenciária 1 de PRESIDENTE VENCESLAU provocou a morte de cinco presos, que foram degolados por integrantes de facções rivais e tiveram as cabeças exibidas como troféus. O motim começou às 8:30 horas, com a tomada de vinte reféns – todos eles agentes penitenciários – e invasão do “seguro”, onde ficam os jurados de morte. Reféns foram levados ao telhado e espancados. PMs da muralha fizeram disparos. Focos de incêndio surgiram, enquanto os rebelados começavam a exibir cabeças de detentos assassinados. Até às 20 horas, quando as negociações foram suspensas, dez agentes ainda eram reféns.

Dezenas de armas, 144 quilos de cocaína pura e 30 quilos de pasta da droga foram encontrados hoje pela polícia em um porão de três cômodos e dois andares do sítio do traficante RONALDO DUARTE BARSOTTI, o NALDINHO, em RIBEIRÃO PIRES. Na semana passada, no mesmo dia da prisão de NALDINHO, policiais prenderam ali a caseira MARIA DE LOURDES EUGÊNIO DE SOUZA e o filho dela, ANDRÉ EUGÊNIO BRANDÃO DE SOUZA, acusados de fazer parte da quadrilha.
O advogado criminalista ANTÔNIO CLÁUDIO MARIZ DE OLIVEIRA foi contratado hoje pela família de EDINHO para defendê-lo e fazer um pedido de habeas corpus ao Tribunal de Justiça. MARIZ defendeu que ele fique no DENARC. O advogado visitou hoje EDINHO e disse que o encontrou “seguro e confiante na Justiça”.

O PM MIGUEL ANTÔNIO DE SANTIS, de 35 anos, caiu sentado no chão e apoiou as costas na viatura. Falou duas vezes para o seu companheiro: “Estou ferido”. A bala passou a poucos milímetros do colete à prova de balas, na altura do “v”, e acertou o pescoço. SANTIS ainda foi levado para o pronto-socorro. Ele perdeu muito sangue e não resistiu. Morreu no dia em que voltava ao trabalho após a licença-paternidade. Ele e o PM JORGE BENAVANTE, 44 anos, foram recepcionados com rajadas de metralhadora e tiros de pistola quando tentavam evitar um assalto a uma residência, ontem à noite, na Rua ACLAMADO, no JARDIM SÃO BENTO – bairro de classe média alta. Os criminosos surpreenderam os PMs ao derrubar o portão de madeira com um MERIVA. Os tiros vieram de dentro do carro. SANTIS, ainda chegou a empurrar o vigia da rua que era mantido como refém. Assim conseguiu protegê-lo. Mas não escapou de ser baleado. Os dois policiais procuraram abrigo atrás da viatura. SANTIS, no entanto, já estava ferido. O tiroteio foi ouvido em toda a vizinhança. BENAVANTE ainda pegou o radio-comunicador e gritou por socorro. O MERIVA arrancou em alta velocidade. Os bandidos desceram do carro numa rua próxima. Para despistar a polícia, roubaram outros dois veículos e desapareceram. O corpo de SANTIS foi enterrado hoje à tarde no Cemitério do ARAÇÁ. Ele trabalhava havia oito anos na PM e tinha acabado de virar pai. Atualmente, estava na 1 ª Companhia do 9 º BPMM.

Dois assaltantes tentaram roubar as armas de dois guardas civis metropolitanos. A guarda DANIELLE MONTEIRO, de 29 anos, levou um tiro na nuca e morreu. O crime aconteceu na Escola VICENTINA RIBEIRO DA LUZ, na rua AYLTON NEGRÃO FAZZIO, no JARDIM SANTO EDUARDO, zona leste de SÃO PAULO, por volta das 19 horas de ontem. O tiroteio aconteceu no momento em que os estudantes saiam da escola. Os criminosos foram baleados pelo colega de DANIELLE, MARCOS SANTOS CARDOSO, mas conseguiram fugir. Eles foram localizados pela Guarda Civil em dois hospitais da região.
DANIELLE foi enterrada hoje, às 17 horas, no cemitério da VILA FORMOSA, na zona leste de SÃO PAULO. O prefeito JOSÉ SERRA compareceu ao velório, por volta das 16 horas.

O delegado seccional de SANTOS, JOÃO JORGE GUERRA CORTEZ, de 47 anos, foi encontrado morto hoje pela manhã em seu apartamento, na PRAIA DO BOQUEIRÃO, em SANTOS. Ele estava deitado na cama, de cueca, com dois tiros no corpo – um no lado direito do rosto e outro no peito. Para a polícia, não há dúvidas de que se trata de suicídio. GUERRA era um dos policiais envolvidos na operação que resultou na prisão de 13 pessoas acusadas de ligações com uma quadrilha de traficantes, entre elas ÉDSON CHOLBI NASCIMENTO, o EDINHO, de 34 anos, filho de PELÉ e RONALDO DUARTE BARSOTTI DE FREITAS, o NALDINHO, de 33 anos, que seria o chefe do bando.
 
O jamaicano ASAFA POWELL é agora o homem mais rápido do mundo. O velocista bateu hoje, no SUPER GRAND PRIX DE TSIKLITIRIA, em ATENAS, por um centésimo de segundo, o recorde mundial dos 100 metros, com o tempo de 9s77. POWELL, de 22 anos, brilhou no Estádio Olímpico da GRÉCIA, quase um ano depois da Olimpíada, quando chegou como nova estrela da velocidade e foi apenas quinto. O recordista da distância era o americano TIM MONTGOMERY, com os 9s78 de 14 de setembro de 2002, em PARIS. MONTGOMERY está envolvido no caso de doping do Laboratório BALCO, acusado de fornecer substâncias proibidas a atletas de elite.
  
Um terremoto de pequena intensidade abalou hoje SANTIAGO e outras duas regiões da zona central do País, sem causar vítimas ou danos consideráveis. No entanto, houve pânico entre a população. O terremoto teve epicentro no norte do CHILE, que ontem sofreu um tremor de 7,9 graus na escala RICHTER, provocando a morte de 11 pessoas e ferimentos em outras 130 além de vários danos materiais. O fenômeno também foi sentido em algumas cidades de SÃO PAULO.

2 006   :  -   QUARTA-FEIRA  24H 82 /2224 20420113 214 DVD (estudos efetuados pelo AMÉRICO e emprestados para exames, discussão, modificações necessárias e devolução após).
Um ofício da DISTRITAL SUDESTE, endereçado ao presidente GINO, pede para que ele esteja presente numa reunião, hoje à noite, quando será realizada uma Reunião Extraordinária com a Diretoria Executiva e Conselho Diretor, na abordagem do seguinte tema “HASTEAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL NO OBELISCO DO PARQUE IBIRAPUERA”. O CORONEL MENDES não poderá comparecer, e o GINO está reunido com a família, comemorando os seus noventa e dois anos. Ele acertou com a poetisa FRANCES DE AZEVEDO que ela represente o presidente GINO.

O DIÁRIO DE SÃO PAULO prova mais uma vez que o TÚNEL NOVE DE JULHO é mesmo o nome adequado através da seguinte notícia:
“Os dois chafarizes da Avenida 9 de Julho, no Centro de SÃO PAULO, estão parados. Suas bombas não funcionam desde segunda-feira à noite, quando duas salas de controle do TÚNEL NOVE DE JULHO foram invadidas e danificadas. A fiação das bombas foi cortada. O painel que controla a ventilação e iluminação do túnel foi parcialmente depredado, mas isso não afetará a manutenção da via”.
   
A movimentação em torno de uma possível queda do secretário da Segurança Pública é pouco provável. O governador está no mesmo barco de SAULO CASTRO DE ABREU FILHO e deverá protegê-lo a qualquer preço, mesmo porque sua permanência no governo vai até o fim do ano. Mas os oficiais do MMDS querem fazer alarde disso. Não vou impedir, mesmo porque também acho esse elemento desconhecedor dos meandros policiais e tem feito uma série de bobagens. Entre esses erros está o acordo com bandido em maio. Na rápida reunião de hoje eles comentam essa delicada situação. Também trazem ao meu conhecimento o término do estágio do TENENTE FÁBIO. Hoje, às 9:30 horas, ele começa a viagem de retorno à co-irmã, na BAHIA. Seu estágio começou em fevereiro e leva em sua bagagem muito ensinamento. AMÉRICO acompanha-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele nos ajuda na aquisição de material de escritório.
Nesse dia do encontro, comum às quartas-feiras, estamos com as seguintes pessoas: CORONEL Ref ARY CANAVÓ, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, CORONEL PM Res RICARDO JABOB, TENENTE TASSI (durante alguns meses esteve afastado do MMDC face suas atribulações na Faculdade em que estuda. Traz papel sulfite para uso nosso). O CORONEL MENDES também está presente, mas muito agitado por causa de seus problemas na maçonaria. Ele ajuda a preencher um cadastro que tenho de mandar para o CAPITÃO SOBRINHO, a respeito da medalha que está sendo prometida para o trio GINO-MENDES-VENTURA. O MENDES também diz que iremos receber uma Medalha numa solenidade que está sendo marcada no CPOR. O MAJOR OBREGON, que comparece na Sociedade para acertar entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA no CPOR/SP, confirma isso. 
Chega pela internet a notícia de uma reunião, às 16 horas, no Palácio dos Bandeirantes. É humanamente impossível cumprir esse compromisso. Entro em contato com a TENENTE-CORONEL Fem PM MARIA YAMAMOTO e um capitão está se dirigindo para o Palácio e trará as notícias para nós. O assunto dessa reunião é acertar detalhes para o evento de 9 DE JULHO. O TENENTE FORNER, da ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA está marcando reunião para discussão sobre o desfile de 9 DE JULHO no próximo dia 21, às 9 horas.
LUIZ SÉRGIO CARRARO quer comparecer em ATIBAIA, para participar da solenidade de chegada da CAMINHADA NOVE DE JULHO naquele município. Telefona-me para discutir se ele poderá representar o presidente da Diretoria Executiva. O CORONEL CANAVÓ também quer estar presente a essa chegada, no dia 23 de junho. Para nós isso é muito bom. A CAMINHADA NOVE DE JULHO faz hoje o trecho ARARAQUARA-SÃO CARLOS, passando por IBATÉ. Uma solenidade deverá acontecer em SÃO CARLOS, hoje à noite.
CORONEL MENDES mantém contato telefônico com o CORONEL LERMEN, da 1ª REGIÃO MILITAR, no RIO. Está sendo confirmada nossa ida ao RIO no dia 13 de julho. Deveremos ser homenageados no quartel da 1ª RM no dia 14 de julho.
Com todas essas atividades e também atendendo as pessoas que estão trazendo os restos mortais dos heróis que serão imortalizados no NOVE DE JULHO, vamos permanecer em plena atividade até as 17 horas. Como é de hábito, o MENDES deixa-me na ARMÊNIA. Regresso com muito sono, no EXPRESSO COCAIA, a GUARULHOS.     

O pré-candidato ao governo de SÃO PAULO pelo PSDB, JOSÉ SERRA, negou-se a falar sobre seu concorrente ALOIZIO MERCADANTE em visita a SÃO JOÃO DA BOA VISTA, reduto do presidente estadual do PSDB, SIDNEY BERALDO. SERRA, no entanto, aproveitou uma questão local, a dos preços pagos por industriais aos produtores de laranja, para atacar o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o governo federal.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA lançou hoje a pedra fundamental de uma obra que só será iniciada em janeiro de 2007: o Complexo Petroquímico do RIO DE JANEIRO (COMPERJ), controlado pela PETROBRÁS e pelo GRUPO ULTRA. Em cerimônia restrita na Fazenda MACACU, nos arredores de ITABORAÍ, região metropolitana do RIO, LULA colocou objetos em uma caixa de madeira que só será aberta quando o pólo for inaugurado, em 2011. Depois, foi à vizinha SÃO GONÇALO, que sediará parte do empreendimento, onde discursou ao lado de autoridades locais e dos presidentes das duas empresas.

Reapareceu o publicitário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA, acusado de ser o operador do mensalão, para depor na Polícia Federal sobre o esquema de caixa dois na campanha do PSDB ao governo de MINAS GERAIS, em 1998. Ele deixou de raspar a cabeça para que o cabelo voltasse a crescer na nuca e nas laterais. Em BELO HORIZONTE.

JOGOS DA COPA DO MUNDO: ALEMANHA 1 x POLÔNIA 0, pelo GRUPO A. Pelo GRUPO H, estréia das seleções da ESPANHA 4 x UCRÂNIA 0 e TUNÍSIA 2 x ARÁBIA SAUDITA 2.

O atacante RONALDO passou mal hoje, teve tontura e dor de cabeça e precisou ir a uma clínica para fazer exames. Nada foi constatado, de acordo com a CBF e amanhã ele deve participar do treino. Em público, o técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA disse que o jogador está escalado para a partida de domingo, contra a AUSTRÁLIA. Mas, em conversas reservadas com colegas da comissão técnica, admitia preocupação com o momento do jogador e avisou: se no domingo ele repetir o desempenho apático de ontem, vai para a reserva no jogo com o JAPÃO, no dia 22. Ele foi o principal assunto no dia seguinte à magra vitória, e ficou evidente o esforço, na concentração, para resguardá-lo.

Poucas horas após a festa em homenagem a SANTO ANTÔNIO, no seu dia, um grande incêndio destruiu boa parte da igreja que leva o nome dele, no PARI, em SÃO PAULO. Na porta da igreja, dezenas de fiéis choravam desesperadamente.

A atriz CHRISTIANE TORLONI aterrissou na ALEMANHA, nesta quarta-feira, e aproveitou para comprar, ao lado de seu companheiro há dez anos, o diretor IGNÁCIO COQUEIRO, as alianças de noivado. A dupla, que pretende oficializar a relação, fica na ALEMANHA até o final da primeira fase da COPA DO MUNDO.

Livrada da acusação de consumo de cocaína a modelo inglesa KATE MOSS. Segundo a promotoria, as fotos publicadas no ano passado pelo tablóide DAILY MIRROR, nas quais a modelo aparecia consumindo a droga, não bastam para determinar a natureza exata da substância. Pela legislação inglesa, cada tipo de entorpecente acarreta um processo distinto. Em LONDRES.

DARYL HANNAH foi presa quando protestava pelo fechamento de um parque na cidade de LOS ANGELES. A atriz foi levada pela polícia americana ao se recusar a sair de cima de uma árvore prestes a ser derrubada. No local, será instalada uma fábrica.

2 007    :     -     QUINTA-FEIRA
Através da Internet, tomo conhecimento do que está acontecendo em SÃO PAULO, com relação à greve dos metroviários.
Todas as estações de metrô de São Paulo amanheceram fechadas nesta quinta-feira devido à paralisação dos metroviários, iniciada a zero hora. Para tentar minimizar o problema, a Secretaria Municipal de Transportes acionou o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) – que envolve ônibus municipais e metropolitanos e trens – e suspendeu o rodízio municipal de veículos. Mesmo assim, os passageiros enfrentam terminais, pontos e ônibus lotados. O fechamento do metrô afeta cerca de 3 milhões de pessoas.
Os metroviários decidiram parar em uma assembléia realizada na noite de quarta-feira, depois de rejeitarem a proposta de reajuste de 3,37% enviada pelo Metrô. Os funcionários reivindicam correção dos salários pelo ICV-DIEESE (3,09%) e aumento real de 9,98%. Eles têm ainda uma pauta de reivindicações com 96 itens que inclui a reintegração de dois diretores do sindicato demitidos após protesto em abril último.
Horas após a aprovação da greve, ainda durante a madrugada desta quinta, os Sindicatos dos Metroviários participou de uma reunião com o secretário estadual dos Transportes, JOSÉ LUIZ PORTELLA, na qual foi apresentada uma proposta de reajuste de 4,25% para os salários e de 3,09% para os benefícios. No encontro, que terminou às 3:20horas, os metroviários concordaram em diminuir para 20 o número de reivindicações, e o secretário se comprometeu a avaliá-las.
Depois da reunião, PORTELLA afirmou que os metroviários aprovarão a suspensão da greve em uma assembléia remarcada para as 10 horas – inicialmente, ela ocorreria às 18 horas – e que acredita que o metrô retomará suas operações às 11 horas desta quinta-feira.

Trabalhando no computador e acompanhando essa situação de greve, também faço uma ligação telefônica com o presidente GINO STRUFFALDI, que teria de comparecer na Sociedade para uma entrevista com um repórter do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Acontece que essa entrevista está suspensa por enquanto. GINO não irá comparecer no MMDC e eu continuo em casa, aguardando uma decisão dos metroviários que estão em reunião. O SP/TV mostra as cenas complicadas no trânsito e o pessoal revoltado com a greve. O clima é tenso.   

Pelo computador, leio no DIÁRIO OFICIAL a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM AIRTO CAVALHEIRO DE QUEIRÓS, do CPA/M-2. Ele nasceu no dia 2 de setembro de 1952. Ingressou na PMESP em 20 de maio de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2003.

Resolvo não ir mais para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Telefono para lá e fico sabendo que o ROBERTO GONÇALVES, protagonista da II CAMINHADA NOVE DE JULHO, está com dificuldade nas estradas, com relação à Polícia Militar. Quer conversar comigo a respeito desse assunto. Hoje, a Caminhada está percorrendo o trecho de FERNANDO PRESTES a TAQUARITINGA.
Faço um contato com o escritório do ROMAGNOLI. JANAÍNA diz que deverão ser examinadas as monografias sobre 9 DE JULHO pela OAB. O advogado TROMBETTI, presidente da Comissão do Resgate da Memória da OAB, está marcando a data de 22 de junho para examinarmos esse material. ROMAGNOLI prestará uma entrevista para a TV de GUARULHOS sobre a Revolução de 32. Mando-lhe, por e mail, material a respeito.     
CORONEL MENDES manda uma mensagem, com fotos, de BRASÍLIA, para o GINO. Ele me envia o que obteve na rede da maçonaria. Durante um bom tempo fico trabalhando no computador, inclusive imprimindo os dias 10 a 12 de junho, constituindo mais um livro das memórias.
Recebo um e mail do CEARÁ, a respeito do ex-combatente da Revolução de 1932, TENENTE RAIMUNDO MATIAS DOS SANTOS. Pleiteia-se que ele seja homenageado na Solenidade do 75º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, com a Medalha Constitucionalista. Ele deverá estar presente no IBIRAPUERA, conforme informações de autoridades da Polícia Militar do CEARÁ e de familiares.

Na véspera da sessão do Conselho de Ética que poderia resultar no arquivamento do processo que corre contra o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, a defesa apresentada por ele para contestar a suposta quebra de decoro parlamentar foi posta mais uma vez em questão. Reportagem publicada hoje à noite pelo JORNAL NACIONAL, da TV GLOBO, aponta que a lista de documentos entregues por ENAN para comprovar a origem do dinheiro gasto para pagar a pensão de sua filha com a jornalista MÔNICA VELOSO inclui recibos e notas atribuídos a empresas inativas, multadas por extravio de notas fiscais ou até mesmo que negam ter realizado qualquer transação com o senador.
A notícia pode interferir na reunião do conselho agendada para amanhã, em que estava programada a votação do relatório apresentado pelo senador EPITÁCIO CAFETEIRA. No texto, o relator recomenda o arquivamento, sob o argumento de que os documentos referentes ao caso são insuficientes para incriminar o colega.

O governo conseguiu enterrar a CPI destinada a investigar corrupção e fraudes em licitações para obras públicas executadas pela Construtora GAUTAMA. Ao conferir todas as assinaturas dos deputados no pedido de criação da CPI, a Mesa do Congresso concluiu que havia apenas 169 válidas, 2 a menos do que o mínimo exigido, de 171 – um terço dos deputados, conforme exigência regimental. No Senado, foram obtidas 30 assinaturas, 3 a mais do que as 27 necessárias.

O relatório final da Polícia Federal sobre a OPERAÇÃO XEQUE-MATE não faz nenhuma referência que incrimine o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, mas o seu nome é citado várias vezes no documento entregue à Justiça Federal. LULA tem criticado pesadamente a atuação da PF no episódio e atribuiu ao delegado ALEXANDRE CUSTÓDIO, que dirigiu a missão, o vazamento de informações.
A PF incrimina diretamente pessoas muito próximas do poder, incluindo o irmão mais velho de LULA, GENIVAL INÁCIO DA SILVA, o VAVÁ, acusado de tráfico de influência e exploração de prestígio, e um amigo e compadre do presidente, DARIO MORELLI FILHO, acusado de formação de quadrilha, exploração do jogo de azar, contrabando, falsidade ideológica e sonegação fiscal.

Por volta das 14 horas de hoje, o empresário chinês LAW KIN CHONG deixou o Instituto Penal Agrícola, em BAURU, a 343 km de SÃO PAULO, depois de cumprir três anos de reclusão pelo crime de corrupção. Ele foi beneficiado por decisão do Supremo Tribunal Federal, que lhe permite cumprir o resto da pena – mais de um ano – em prisão domiciliar. Isso significa que poderá ficar em sua casa, na Capital, e trabalhar em atividade lícita das 8 h às 19 horas.
Depois de deixar a unidade prisional, o empresário foi levado à 2ª Vara de
Execuções de BAURU, onde recebeu do juiz ÊNIO MOZ GODOY instruções sobre o cumprimento de seu novo regime.
Ele deixou a Vara cerca de meia hora depois e seguiu para SÃO PAULO de avião, acompanhado pela mulher. “Ele é um homem resistente. Encarou os três anos com firmeza e bom comportamento. Fazia uma quantidade inacreditável de abdominais na cela e saiu em ótima forma. Disse que o que mais queria era ficar com sua família”, afirmou o advogado TALES CASTELO BRANCO.


Os restos mortais de JOÃO JOSÉ VASCONCELLOS JÚNIOR, engenheiro da construtora NORBERTO ODEBRECHT desaparecido desde 19 de janeiro de 2005 no IRAQUE após um ataque de insurgentes, foram localizados há uma semana, identificados em BAGDÁ e chegaram hoje de madrugada a SÃO PAULO. O brasileiro será enterrado amanhã em JUIZ DE FORA, cidade de sua família.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a identidade foi confirmada em exames realizados por peritos forenses em BAGDÁ com o apoio da Embaixada do BRASIL no KUWAIT. Em nota, o ITAMARATY disse que o governo “lamenta a morte do engenheiro”. O governo informou ainda que, após o desaparecimento, “o governo brasileiro realizou inúmeros contatos na tentativa de localizar VASCONCELLOS”.
ISABEL VASCONCELLOS, irmã do engenheiro, contou que o atestado de óbito registra como causa da morte “´ferimentos múltiplos”, o que reforça a tese de que ele teria morrido por causa do ataque ao comboio em que viajava, perto da cidade de BAIJI, a 180 km de BAGDÁ, e não executado posteriormente.

O movimento radical islâmico HAMAS tomou hoje o controle da FAIXA DE GAZA depois que seus combatentes capturaram importantes prédios das forças de segurança ligadas ao partido laico FATAH e o complexo presidencial na capital, após seis dias de combates pelo controle da segurança do território que deixaram pelo menos 110 mortos – 30 somente hoje.
Numa reação tardia, o presidente da Autoridade Palestina, MAHMUD ABBAS, do FATAH, dissolveu o governo de união nacional – formado em março justamente para tentar conter a disputa – e destituiu o primeiro-ministro ISMAIL HANIYEH, um dos líderes do HAMAS. ABBAS tomou a medida por meio da decretação do estado de emergência, que vigora até que as eleições sejam realizadas. Um assessor disse que ABBAS pretende pedir o envio de uma força multinacional a GAZA. A ONU iniciou hoje conversações preliminares para a constituição da força. 

O ex-secretário-geral das NAÇÕES UNIDAS (1972-1981) e ex-presidente da ÁUSTRIA (1986-1992) KURT WALDHEIM morreu hoje de insuficiência cardíaca, aos 88 anos, em sua casa em VIENA. A reputação de WALDHEIM ficou manchada com a revelação, nos anos 1980, de que ele serviu como oficial do Exército nazista durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Ele sempre alegou que não participou das atrocidades cometidas pelas tropas nazistas. WALDHEIM participou da deportação de judeus de SALÔNICA, na GRÉCIA, para o campo de extermínio de AUSCHWITZ. Tinha função de comando e servia à inteligência alemã. Depois da derrota de HITLER, ingressou no serviço diplomático. Durante a GUERRA FRIA, seu passado nazista foi esquecido e ele se aproximou da esquerda austríaca. O seu histórico de juventude veio à tona em 1986, durante a campanha eleitoral que o levou à Presidência da ÁUSTRIA. Como tantos que envergaram a suástica, ele se defendia dando a entender que apenas havia cumprido ordens. Sua gestão na ONU foi marcada pela tibieza quanto aos conflitos que estouraram no período.

2 008      :       -      SÁBADO
As festividades de ontem, começando pela transmissão de Comando na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO e se encerrando na FORTALEZA DE ITAIPU (quando se comemorou o DIA DA ARTILHARIA), fizeram com que interrompesse o hábito que tenho de registrar minhas memórias. Neste sábado, quando estou tranqüilo, sem compromissos, posso tentar colocar em dia meus arquivos e a digitalização dos principais fatos no computador.

A maior voz do Carnaval brasileiro se calou: morreu na madrugada de hoje, aos 95 anos, JOSÉ BISPO CLEMENTINO DOS SANTOS, o “JAMELÃO”. O intérprete – como ele mesmo fazia questão de se denominar – da MANGUEIRA estava internado desde a quinta-feira, dia 12, na Clínica PINHEIRO MACHADO, em LARANJEIRAS, no RIO, e não resistiu a uma infecção generalizada.
O corpo de JAMELÃO chegou no início da noite à quadra da VERDE E ROSA, onde anônimos e celebridades do mundo do samba receberam o mestre ao som de “Exaltação à Mangueira”. Entre palmas e batuques de pandeiro, várias outras músicas que marcaram a história da escola de samba foram lembradas, enquanto o caixão era levado ao local onde foram esticadas as bandeiras da escola de samba e do VASCO, time de coração do sambista mangueirense.
Mesmo emocionados e salientando a grande perda que o sábado havia reservado para o BRASIL, os parentes e amigos de JAMELÃO eram unânimes ao afirmar que aquele que foi a voz da VERDE E ROSA por quase 60 anos precisava descansar. Afinal, desde as duas isquemias que teve em 2006 – em 2007, ele quebrou o quadril e foi operado – o sambista já estava perdendo a memória gradativamente.
Nascido em 12 de maio de 1913, JAMELÃO foi uma das figuras mais importantes do samba. O seu canto doce, preciso e afinado contou a história da MANGUEIRA desde que assumiu, em 1949, a voz principal da escola. Por trás do personagem mal-humorado, que não gostava de entrevistas e respondia a tudo com grosserias, estava um sujeito dócil com os amigos, primeiro sambista de morro a fazer fama nas rádios, intérprete de dezenas de clássicos e que melhor cantou LUPICÍNIO RODRIGUES. Voz que embalou multidões nos desfiles e acompanhou as mudanças do Carnaval – sempre criticando a substituição de sambistas por modelos e a descaracterização dos sambas enredos – JAMELÃO deixou a MARQUÊS DE SAPUCAÍ há três anos por motivos de saúde.
O músico nasceu no bairro carioca de SÃO CRISTÓVÃO, mas logo se mudou com os pais para o ENGENHO NOVO, onde passou boa parte da juventude. SARUÊ – seu primeiro apelido – trabalhou como engraxate, vendedor de jornais e operário de fábrica de tecidos. Das rodas de samba cariocas onde tocava cavaquinho e tamborim, foi levado por GRADIM, ícone da MANGUEIRA, para a VERDE E ROSA.
Sua carreira começou em 1947, quando venceu um concurso de calouros da Rádio TUPI, tornou-se intérprete oficial da MANGUEIRA em 1949. Durante a década de 1950, JAMELÃO imortalizou com sua voz clássicos como “LEVIANA”, de ZÉ KÉTI, e “FOLHA MORTA”, de ARY BARROSO. Em 1959, fez enorme sucesso cantando “ELA DISSE-ME SIM”, de LUPICÍNIO RODRIGUES.   

O CORINTHIANS entrou hoje em campo para pegar o BRASILIENSE sem o goleiro FELIPE, barrado por MANO MENEZES, e triste pela perda da COPA DO BRASIL. Porém, com a bola rolando, o ALVINEGRO superou a dor e, em ritmo de treino, goleou por 4 a 1, no PACAEMBU. WILLIAM, HERRERA, CHICÃO e ANDRÉ SANTOS marcaram os gols, que garantiram o 100% de aproveitamento do time na Segundona Nacional. Na tabela, o TIMÃO lidera com 18 pontos, sete a mais que o SÃO CAETANO, segundo colocado.
Apesar da frustração com a perda da COPA DO BRASIL, a torcida apoiou o time com quase 20 mil torcedores. E aos gritos de “não pára, não pára, não pára”, o TIMÃO abriu o placar, aos 16 minutos. ALESSANDRO bateu escanteio da esquerda na cabeça do zagueiro WILLIAM.

O URUGUAI recebeu a VENEZUELA, hoje, em MONTEVIDÉU, e não saiu do empate por 1 a 1, em partida válida pela quinta rodada das Eliminatórias para o Mundial de 2010 na ÁFRICA DO SUL. A igualdade deixou o URUGUAI com apenas cinco pontos, ainda em sexto na tabela classificatória. Já a VENEZUELA soma sete e está na quinta colocação.

A convenção do partido DEMOCRATAS (DEM) hoje em SÃO PAULO confirmou a candidatura à reeleição do prefeito GILBERTO KASSAB. No seu discurso, no plenário da Assembléia Legislativa de SÃO PAULO, onde a convenção foi realizada, KASSAB afagou os tucanos, já que luta pelo apoio do PSDB à sua candidatura, e atacou a ex-prefeita MARTA SUPLICY, também candidata.
“Estamos juntos com o PSDB há oito anos, governando SÃO PAULO. Essa aliança elegeu SERRA prefeito, GERALDO ALCKMIN governador. E tenho muito orgulho de tê-los ao meu lado. Nada destruirá a aliança com o PSDB. É uma aliança que tem espírito público”, disse KASSAB.
O prédio administrativo da Universidade Federal de SÃO PAULO (UNIFESP) foi invadido por cerca de 50 estudantes que reivindicavam o afastamento do reitor ULYSSES FAGUNDES NETO, suspeito de excessos em gastos de recursos públicos. A invasão aconteceu hoje de madrugada, à 1:15 horas, na Rua BOTUCATU, VILA CLEMENTINO, zona sul da capital.
Os estudantes permaneceram cerca de uma hora no prédio, causando vários danos ao local. Quatro seguranças faziam a guarda do edifício e sofreram ferimentos leves. A PM foi acionada e deteve 46 estudantes do campus GUARULHOS da universidade. Todos foram levados ao 16º Distrito Policial (VILA CLEMENTINO) por dano ao patrimônio e lesão corporal. Como o prédio da UNIFESP pertence à União, o caso será investigado pela Polícia Federal.
Hoje, a administração da UNIFESP estava lacrada para perícia. A destruição era total: móveis revirados, vidros quebrados, telefones danificados e barras de ferro retorcidas. Nem xícaras de café foram poupadas.
Quatro estudantes ouvidos pela reportagem negaram qualquer agressão aos seguranças do prédio. “Queremos apenas o afastamento do reitor. Não aceitamos a administração corrupta dele”, disse um dos alunos da universidade.

O que era para ser um protesto pacífico terminou em confusão. A Polícia Militar exigia que os manifestantes vestissem suas roupas e houve um empurra-empurra na altura do cruzamento da Avenida PAULISTA com a BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO, nos JARDINS. A PM usou gás de pimenta para controlar os ciclistas. Na maioria das mais de 70 cidades que participam do WORLD NAKED BIKE RIDE, os ciclistas desfilam nus sem intervenção da polícia. Mas em SÃO PAULO, a ação foi contida pela Polícia Militar.      

O cadete MAURÍCIO SILVA DIAS, de 18 anos, morreu na tarde de ontem na cidade de RESENDE, RIO DE JANEIRO, após participar de um exercício no campo de instrução da Academia das Agulhas Negras (AMAN). O rapaz era de SANTA MARIA, no RIO GRANDE DO SUL, onde moram seus pais e para onde seu corpo foi levado hoje pela manhã para ser enterrado no cemitério local. A morte do rapaz será investigada pela Justiça Militar e também em inquérito policial.A AMAN não confirmou a causa da morte, mas, segundo comentários da delegacia de RESENDE, onde foi feito o registro policial, a vítima teria morrido de falência múltipla dos rins. Uma fonte da AMAN disse que MAURÍCIO teria participado de uma instrução conhecida como MEGA, que é uma seqüência de exercícios realizados durante 60 horas. “Um dos exercícios seria de sobrevivência, com restrição de água e comida. Foi quando MAURÍCIO passou mal”, disse a fonte, que pediu para não se identificar, por questões administrativas.
“Ele tinha total condição de alimentação, de beber água em abundância. A causa da morte ainda é objeto de apuração. Não posso antecipar nada no momento”, disse o Comandante da AMAN, GERSON MENANDRO. MAURÍCIO era um dos 15 cadetes que participavam do treinamento realizado anualmente. Outros dois cadetes que participaram do mesmo treinamento foram internados no hospital. O estado de saúde deles é estável.

Morreu hoje em ITUVERAVA, aos 83 anos, TAKAYUKE MAEDA, considerado o REI DO ALGODÃO, após complicações de saúde. A família MAEDA chegou ao BRASIL em 1927, com o patriarca TSUNESAEMUN que, em 1951, passou a administração dos negócios ao filho TAKAYUKE, também vindo do JAPÃO. Em rara entrevista concedida há três meses, ele lembrou sua trajetória. “Fui cedo para roça e estudei até o quarto ano primário. Comecei a vida na enxada”. A vida sofrida no campo logo se transformou em oportunidade de crescimento, com a compra de fazendas na região de ITUVERAVA e, depois, em GOIÁS, MINAS GERAIS e MATO GROSSO.

2 009       :      -       DOMINGO
Lendo os jornais nesta manhã fria, chama-me a atenção a reportagem do DIÁRIO DE SÃO PAULO: “NA ROTA, NÃO ENTRA QUALQUER UM”. Em três semanas, 15 policiais que faziam estágio para o ingresso no grupo de elite pediram para sair.
Não é qualquer um que agüenta trabalhar nas Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA), a tropa de elite da Policia Militar paulista. Com déficit de pessoal, a ROTA começou em maio um estágio para o ingresso de 30 novos policiais. Em três semanas, 15 candidatos já pediram para sair.
“Ser da ROTA não é só suar a boina preta e o braçal. O policial da ROTA é preparado para não errar”, diz o comandante, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA.
A maioria dos que pediu para sair “não se adaptou ao método de trabalho”, segundo o MAJOR PM FRANCISCO DE ANDRADE JÚNIOR. “Muitos moram longe, outros têm problemas familiares. Ser da ROTA é um sacrifício. A gente não tem hora para sair do trabalho”, acrescenta o major.
Essa reportagem detalha o serviço da ROTA, sob a orientação do comandante à repórter TAHIANE STOCHERO.     
Trabalho neste domingo numa mensagem que irei mandar para o Coordenador da Comissão Cívica e Cultural, a respeito da criação dos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nas Distritais da Associação Comercial.
MENSAGEM ENCAMINHADA AO:
Senhor FRANCISCO GIANNOCCARO
DD Coordenador da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo
            Considerando a participação importantíssima da Associação Comercial de São Paulo no Movimento Constitucionalista de 1932, como se depreende do Manifesto do Presidente CARLOS DE SOUZA NAZARETH em 12 de julho de 1932 (em anexo), e os elos fraternais entre a Associação Comercial e a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, desde os tempos da fundação desta (as primeiras reuniões do Conselho Supremo da Sociedade, em 1959, foram realizadas na Associação Comercial);
            Considerando as finalidades da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo e também as finalidades da própria Sociedade;
            Venho pedir permissão para que possamos agilizar a criação dos núcleos da Sociedade nas Distritais, de acordo com Modelo de Estatuto já encaminhado.
            Caso seja aprovado, far-se-iam as Assembléias Gerais nas Distritais para aprovação dos Estatutos dos Núcleos, bem como eleições para os dirigentes dos respectivos núcleos. As finalidades são as constantes do Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e aquelas que seriam apostas nos Estatutos de cada Distrital, observadas as peculiaridades regionais.
             Outros detalhes poderão ser fornecidos "a posteriori" AGUARDANDO-SE APROVAÇÃO DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL.   
                                                                                         CORONEL PM VENTURA

12 de julho de 1932
Pela Rádio Educadora Paulista o Senhor CARLOS DE SOUZA NAZARETH, presidente da Associação Comercial de São Paulo, dirigiu no dia 12 de julho de 1932 a seguinte proclamação ao comércio e à indústria:
“No momento decisivo em que a Nação Brasileira, com São Paulo, o Exército e a Força Pública paulista à frente, se levanta para restabelecer no país o regime da lei, da ordem, da disciplina e das garantias a todos os direitos, não pode o presidente da Associação Comercial de São Paulo deixar de dirigir ao comércio e à indústria uma palavra de incitamento para que todos cumpram rigorosamente, na hora precisa, o seu dever, para com a sociedade paulista e brasileira.
Está declarada a luta e nela é forçoso que tomem parte ativa todos os paulistas e todos os que vivem em São Paulo.
Comerciantes e industriais! Ficai a postos na vossa tenda de trabalho.
Conservai os preços das vossas mercadorias, impedindo qualquer alta que possa criar dificuldades à população. Denunciai, imediatamente, os vossos estoques, com absoluta exatidão, logo que seja publicado a respeito o edital da Prefeitura, não aproveitando o prazo que for concedido para o cumprimento dessa obrigação. Conservai o lugar e o salário dos vossos empregados e operários, que se alistarem como soldados da Ordem e da Liberdade. Que todos possam seguir tranqüilos para a linha de frente, sem que falte o pão para as suas famílias e sem que corram o risco de ficar desempregados.
Finalmente, prestai, sem hesitação, todo serviço que vos for solicitado para a vitória da grande causa nacional, seja ele qual for.
Eis o vosso dever, comerciantes e industriais, brasileiros e estrangeiros, na hora decisiva em que se está preparando a vitória das aspirações mais prementes de todas as forças vivas da Nação, em vésperas de afinal, promoverem no país das condições necessárias para se restaurar o ritmo normal do trabalho, só possível no regime da lei e do direito.”
Observação: esta proclamação do senhor CARLOS DE SOUZA NAZARETH seria publicada nos jornais de 13 de julho de 1932. 

O CORONEL PM Ref CLAUDOVINO DE SOUZA manda-me uma mensagem do CORONEL PM Res DI SESSA:
Retransmito para conhecimento. Pelo que me consta, esse é o 1º ato formal de nosso deputado sobre a referida PEC.

REQUERIMENTO (Do Senhor Paes de Lira) Requer a designação dos membros da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 330-A, de 2008.
Senhor Presidente, Nos termos do art. 33, § 1º solicito a designação dos membros da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 330-A, de 2008, que altera a redação do § 9º, do art. 144 da Constituição Federal, estabelecendo que a remuneração dos Policiais Militares dos Estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos.
O Ato da Mesa de criação foi de 13 de maio e a sua publicação no dia 15 de maio, portanto, já expirado o prazo de quarenta e oito horas após a criação, conforme texto regimental in verbis: “Art. 33. As Comissões Temporárias são: I - Especiais; II - de Inquérito; III - Externas.
§ 1º As Comissões Temporárias compor-se-ão do número de membros que for previsto no ato ou requerimento de sua constituição, designados pelo Presidente por indicação dos Líderes, ou independentemente desta se, no prazo de quarenta e oito horas após criar-se a Comissão, não se fizer a escolha.”
GN A designação dos membros para analisar esta importante matéria para a segurança pública do País fará justiça aos milhares de policiais e bombeiros militares que lutam por uma remuneração digna.
Sala das Sessões, em... de... de 2009.
PAES DE LIRA Deputado Federal PTC-SP

As famílias que foram até RECIFE para ajudar no reconhecimento dos corpos das vítimas do vôo 447 da AIR FRANCE foram impedidas de acompanhar os trabalhos. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a permissão foi negada porque os corpos estão irreconhecíveis. Assim, o eventual reconhecimento de familiares não teria valor jurídico.
Segundo informações colhidas no IML, os cadáveres não possuem sinais de queimaduras e nenhum deles foi  identificado até agora.
Em nota oficial, os comandantes da Aeronáutica e da Marinha ratificaram hoje o número oficial de corpos recuperados: são 43 e não 44 como havia sido divulgado anteriormente. A correção foi feita após trabalho de pré-identificação dos peritos da PF e da Secretaria de Defesa Civil de PERNAMBUCO. Os peritos concluíram que parte do material encontrado no mar não era de origem humana, mas vísceras e fragmentos de animais.
O TENENTE-BRIGADEIRO DA AERONÁUTICA RAMON BORGES CARDOSO disse que mais seis corpos já chegaram ao RECIFE. Eles haviam sido catalogados e pré-identificados em FERNANDO DE NORONHA. Mas ainda não foram computados ao total, que chegaria então a 49.

Um cantor, de 37 anos, foi assassinado a pancadas hoje pela manhã, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, na região do ABC. O principal suspeito do crime é seu próprio filho, um adolescente de 16 anos, que não foi localizado pela polícia. Além de matar a vítima, o assassino ainda decepou seu órgão genital. JOSAFÁ BARBOSA DE LIMA foi encontrado por vizinhos. Ele estava caído e desacordado no quintal de um barraco, no JARDIM SILVINA, bairro pobre do município. Quando o socorro chegou, LIMA já estava morto. Outros filhos do cantor disseram à polícia que o autor do crime seria o jovem. O adolescente seria viciado em drogas.   

Com RONALDO em campo e com um time recheado de reservas, o CORINTHIANS só não perdeu para o GOIÁS, hoje, em GOIÂNIA, graças ao goleiro FELIPE. O empate por 0 a 0 no SERRA DOURADA teve duas bolas nas traves, reclamação de pênalti e pelo menos quatro defesas sensacionais do goleiro.
O INTERNACIONAL resolveu dar prioridade à decisão da COPA DO BRASIL e, pela primeira vez, perdeu o 1º lugar. O novo líder é o ATLÉTICO MINEIRO, do técnico CELSO ROTH, que venceu o NÁUTICO por 3 a 0 no MINEIRÃO. ATLÉTICO e INTER têm 14 pontos, mas o time mineiro leva vantagem no saldo de gols (9 a 5).
No MARACANÃ, FLUMINENSE e GRÊMIO fizeram um jogo lento e pouco criativo e não saíram de um empate por 0 a 0. O BARUERI jogou em casa e conseguiu a primeira vitória na competição – 3 a 1 no AVAÍ, que segue sem vencer.
O CORITIBA conseguiu a primeira vitória no CAMPEONATO BRASILEIRO, no Estádio COUTO PEREIRA, ao golear o FLAMENGO por 5 a 0.

Se o confronto de hoje, diante do CRUZEIRO, era o teste que o PALMEIRAS precisava para o duelo decisivo contra o NACIONAL, do dia 17 de junho, em MONTEVIDÉU, a torcida ficou mais confiante na possibilidade de o time avançar na TAÇA LIBERTADORES. Depois de uma semana de treinos em ATIBAIA, repletos de atividades secretas, o técnico VANDERLEI LUXEMBURO mudou a postura tática de sua equipe, optou por formação com três zagueiros e conseguiu a vitória por 3 a 1, de virada, nesta noite, no PALESTRA ITÁLIA.

O SÃO PAULO está em estado de alerta. O tropeço contra o SANTO ANDRÉ (empate por 1 a 1), as vaias da torcida depois do jogo, o baixo rendimento da equipe e as reclamações de DAGOBERTO por um esquema de jogo mais imprevisível agitam o clube na semana em que será realizado o jogo mais importante do ano. No dia 18, decide a vaga para as semifinais da TAÇA LIBERTADORES contra o CRUZEIRO.

Com um início arrasador, a ESPANHA deu um passeio em sua estréia e goleou, em ritmo de treino, a NOVA ZELÂNDIA por 5 a 0, hoje, em RUSTENBURGO. Favoritos ao título da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, os espanhóis praticamente definiram o resultado do jogo nos primeiros 35 minutos, quando marcaram quatro gols, três deles de autoria do centroavante FERNANDO TORRES, o destaque da partida. Com 22 gols, o atacante do LIVERPOOL ficou perto da marca do legendário DI STÉFANO, que fez 23 gols com a camisa da FÚRIA.     
 A ÁFRICA DO SUL tropeçou no IRAQUE no jogo de abertura da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, hoje em JOHANNESBURGO. O time da casa não teve uma grande atuação, mas pressionou muito o adversário, perdeu várias chances e teve de amargar um empate por 0 a 0 na estréia.

O escocês ANDY MURRAY comemorou seu primeiro título na grama ao derrotar o americano JAMES BLAKE na final do TORNEIO DE QUEEN´S, em LONDRES. Animado, o britânico já pensa em ganhar em WIMBLEDON, que começa na próxima semana. Os brasileiros MARCELO MELO e ANDRÉ SÁ repetiram o resultado de 2008 e ficaram com o vice nas duplas – foram derrotados por WESLEY MOODIE e MIKHAIL YOUZHNY.

O músico BOB BOGLE, co-fundador e guitarrista principal da banda VENTURES morreu neste domingo, num hospital em VANCOUVER, em WASHINGTON, onde vivia. Tinha 75 anos e sofria de linfoma. OS VENTURES, que tiveram como sucessos a canção WALK – DON´T RUN e a música-tema da série de TV HAWAÍ 5.0, criada em 1969, foram influentes no chamado rock instrumental. Em 1959, BOGLE e DON WILSON fundaram o grupo em SEATLE, onde se conheceram. A formação original dos VENTURES incluía BOGLE na guitarra principal. WILSON na guitarra rítmica, NOKIE EDWARDS no baixo e SKIP MOORE na bateria, mas logo substituído por HOWIE JOHNSON. Já em 1960 a banda conquistou o segundo lugar na lista BILLBOARD com a música WALK-DON`T RUN. “Essa música começou um novo movimento no rock´,roll” disse JOHN FOGERTY do CREENDENCE CLEARWATER REVIVAL no ano passado. Entre 1960 e 1972 o grupo esteve por 37 vezes na lista da BILLBOARD.

2 010       :        -         SEGUNDA-FEIRA
Esta segunda-feira começa com o jogo HOLANDA x DINAMARCA. Pelo Grupo E também estréiam logo mais JAPÃO x CAMARÕES.
Uma das favoritas desta Copa do Mundo da África do Sul, a Holanda estreou com uma vitória por 2 a 0 sobre a Dinamarca, no primeiro jogo do Grupo E. A exibição da nova "Laranja Mecânica" não foi espetacular, mas foi eficiente e a vitória saiu com autoridade. O jogo mostrou pontos que o Brasil pode se aproveitar, e alguns cuidados que deve tomar, em um possível confronto no futuro. O ponto forte da seleção holandesa é o toque preciso, que faz sempre a bola girar de um lado para outro do campo. Mas o mapa da mina é a defesa. Com um time ofensivo, o sistema defensivo fica fraco e mostrou muitos espaços e deficiência na marcação. Outro problema foi a dificuldade que o time teve de furar a defesa fechada do adversário. Já a Dinamarca não teve muita coisa e não deve ir longe, vai brigar pela segunda fase do grupo com Camarões e Japão. O início de jogo, com um chute para cada lado em três minutos, enganou a todos. Apesar de muito esperado, o duelo entre os dois europeus foi para lá de morno no primeiro tempo, com poucas chances claras de gol. A superioridade técnica fez com que a Holanda tivesse o domínio de campo enquanto a Dinamarca se fechou atrás para sair em velocidade. Apesar dos 60% de posse de bola e do bonito, e rápido, toque de bola, a Holanda não foi objetiva para sair da forte marcação adversária. Tanto que a maioria das finalizações foi de fora da área, e somente aos 41 minutos de jogo os holandeses tiveram uma grande chance, mas Van Persie chutou para fora. A habilidade de Robben, que ficou no banco por causa de lesão na coxa esquerda, fez falta. Ciente de suas limitações, a Dinamarca optou por tentar segurar o forte ataque holandês e não apenas conseguiu como foi mais perigosa. Na escalação, uma surpresa. A estrela do time, Bendtner, que fora praticamente vetado da estreia, acabou indo para o sacrifício e mostrou o quanto é importante. O atacante do Arsenal teve a melhor chance de abrir o placar no primeiro tempo, com uma cabeçada que passou rente à trave, aos 26 minutos, e fez boa jogada para Kahlenberg chutar e o goleiro Stekelenburg fazer boa defesa. Para quem considerava o empate um bom resultado, o primeiro tempo foi animador. Logo no primeiro minuto após a volta do intervalo, o lance que mudou a história do jogo. Ao contrário da falta de objetividade do primeiro tempo, a Holanda voltou com tudo e finalmente conseguiu abrir o placar. Só que com uma grande ajuda da Dinamarca. Após cruzamento de Van Persie, Simon Poulsen deu uma cabeçada bizarra para trás e fez um gol contra, o primeiro da Copa do Mundo. Com a vantagem no placar, a Holanda se soltou um pouco mais e a Dinamarca teve que sair mais para o ataque e deu mais espaço. Os toques e as viradas de jogo dos holandeses continuaram, só que o time laranja passou a jogar mais pelos lados do campo, criando algumas chances de ampliar, principalmente após a entrada de Elia, que incendiou o ataque holandês. A Dinamarca parecia não ter forças para buscar o empate. E piorou após a saída de Bendtner, ainda sentindo o problema na virilha que quase o deixou fora da estreia. Assim, a Holanda foi criando chances até que chegou ao segundo gol, com Kuyt, aos 39 minutos. O atacante aproveitou o rebote após boa jogada de Senijder para Elia, que chutou na saída do goleiro, e a bola bateu na trave. A Holanda volta a campo no dia 19 para enfrentar o Japão, em Durban. Já a Dinamarca vai buscar a recuperação contra Cmarões, no mesmo dia, em Pretória.
FICHA TÉCNICA:HOLANDA 2 X 0 DINAMARCA. Estádio: Soccer City, Johannesburgo (AFS)Data-Hora: 14/6/2010 - 8h30 (de Brasília). Árbitro: Stephane Lannoy (Fifa/FRA);Auxiliares: Eric Dansault (Fifa/FRA) e Ugo Laurent (Fifa/FRA). Cartões Amarelos: De Jong, Van Persie (HOL); Kjaer (DIN). Cartões Vermelhos:....Gols: Simon Poulsen (contra) 1'/2ºT (1-0) e Kuyt 39'/2ºT (2-0)
HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Kuyt, Van der Vaart (Elia, 21'/2ºT) e Van Persie - Técnico: Bert van Marwijk.
DINAMARCA: Sorensen, Jacobsen, Agger, Kjaer e Simon Poulsen; Christian Poulsen, Kahlenberg, Enevoldsen (Gronkjaer, 10'/2ºT) e Jorgensen; Rommedahl e Bendtner (Beckmann, 16'/2ºT) - Técnico: Morten Olsen.
Recebo nesta manhã uma mensagem de CAMILA, nossa Diretora de Comunicação Social:
Caros,
Boa Noite!
Como estão?
Segue trecho de e-mail do Cel. Ventura a respeito da exposição do 9 de Julho. Também copiei sobre o Folder! Temos que montar algo, com base no do 23 de Maio.
Peço que comecem a verificar juntamente ao Cel. Ventura e à OAB, para que possamos tornar realidade a exposição. O telefone da Sociedade é 3105-8541, podem também falar com a Marinei, e com o Markus (meu namorado que está me ajudando), no 9977-0348.
Durante a semana consigo conversar após às 17h!
 O Centro da Memória da OAB/SP irá montar uma exposição sobre a Revolução. Veja se há interesse do RICARDO, do MARCELO e da CRISTIANE em fazer uma parceria com a OAB/SP nesse sentido. Como eles têm boa vontade e recurso acredito que sairemos ganhando se for montada a exposição no Centro de Memória da OAB/SP. Você sentiu na pele o sufoco que tivemos na tentativa de montar a exposição no DIA DA JUVENTUDE e a grande má vontade das pessoas que teriam a obrigação de colaborar com o que pretendíamos. Infelizmente há elementos que ainda possuem antolhos.  
O folder sobre o 9 de Julho SERIA muito importante. Quanto à montagem da cerimônia a Polícia Militar já está providenciando a NOTA DE SERVIÇO que trata dos pormenores do evento. Caberá a nós fazer ampla divulgação do 78º Aniversário da Revolução Constitucionalista.
Abraços!
Camila
11 9463-0489 

Ainda nesta manhã começa o jogo JAPÃO x CAMARÕES, mas estou saindo de casa um pouco depois das 11 horas.
Quando chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC fico sabendo que o JAPÃO venceu o jogo por 1 a 0. Teremos hoje a comemoração dos 96 anos do GINO STRUFFALDI. Logo chega o primeiro aniversariante do mês FERNANDO TÚBERO, que veio de SÃO SIMÃO para essa festa no MMDC. Ele é irmão do SUBTENENTE EUCLIDES TÚBERO, que, em junho de 1958 era responsável pelo almoxarifado da Escola de Recrutas no antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. Nessa época, como recruta, eu chegava à ER para iniciar minha carreira na antiga FORÇA PÚBLICA. Portanto a presença do FERNANDO TÚBERO, nascido em 1931, tem o condão de me remeter ao inicio de meu trabalho na FP. O CORONEL PM Ref ADILSON TÚBERO é seu sobrinho. O ADILSON trabalhou comigo nos anos 1980, no CPA/M-1. O ADILSON era capitão responsável pelo setor do reservado. FERNANDO quer colocar os restos mortais do ex-veterano RAPINI ROMEU CARRAMASCHI, participante do Batalhão de SÃO SIMÃO, no Monumento Mausoléu, no 9 de Julho de 2011. RAPINI faleceu em 10 de outubro de 1970 e foi enterrado no Cemitério SÃO FRANCISCO XAVIER, em SÃO SIMÃO.
GINO STRUFFALDI, dona DINORÁH e ALDO STRUFFALDI vão chegar à Sociedade por volta das 15 horas. Percebo que o GINO está bem, conversa animadamente e está contente por esse encontro na Sociedade, depois de um bom tempo afastado. Chegam convidados do CLÓVIS ANDRÉ BISPO, que vem um pouco mais tarde. Estão presentes: doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, FRANCES DE AZEVEDO, VIVIANO FERRANTINI, CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI (fez anos no dia 9 de junho), JANAÍNA EXPÓSITO PINTO, OSVALDO DIANA (que completará 101 anos no próximo dia 23), CORONEL PM Res RICARDO JACOB, JOSÉ D´AMICO, MARCUS (representando a nossa Diretora de Comunicação Social, a CAMILA). Duas pessoas também comparecem na Sociedade para abraçar o GINO: o poeta PAULO BOMFIM e o deputado estadual, MAJOR PM OLÍMPIO.
Nosso vice-presidente, CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, também comparece na Sociedade. Ele se preocupa muito com suas atividades como Chefe de Gabinete do Grande Oriente, mas vem dar o abraço no GINO, numa oportunidade impar para o retorno dele à Sociedade, afastado por motivo de doença.
O nosso veteraníssimo OSVALDO DIANA é muito festejado por ocasião de sua chegada, sempre apoiado pela sua filha. Anda com certa dificuldade e sua visão é bastante deficiente. Mas vai chegando com certo vigor aos seus 101 anos. Demonstra contentamento por estar presente neste encontro.       
Momentos maravilhosos no MMDC nesta tarde coroam os nossos esforços em realizar o DIA DOS ANIVERSARIANTES de junho na data do aniversário do presidente. Muita coisa importante é discutida nesta tarde e demonstra que a Sociedade está atuante. GINO está preocupado com a realização do 78º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932 e pergunta como estão os preparativos para o 9 de Julho. 
O último a chegar na festa é o HÉLCIO DALLARI. Ele se encarrega de levar o GINO, dona DINORAH e ALDO para casa. São quase 18 horas quando deixamos a Sociedade. Comenta-se o empate da ITÁLIA com o PARAGUAI, na estréia dessas seleções na COPA DO MUNDO: 1 a 1.
Muito lento o trânsito na MARGINAL TIETÊ. Levamos duas horas para chegar em GUARULHOS. 
Nesta noite recebo uma solicitação de dona IONE, em MEMÓRIAS DO VENTURA, a respeito do CORONEL PM Ref DOMINGOS PAPASÉRGIO:
Prezado Amigo
Tive o prazer de estabelecer excelentes relações com o Cel Papasergio, quando ambos na ativa, eu 1ºTen e ele Major. Posteriormente servi como Cap na Ass Mil do TJM quando ele era Juiz e tivemos um novo convívio. Pessoa culta, inteligente , politizada e, principalmente agradabilíssima no trato pessoal. Já há algum tempo li no jornal Estadão que ele havia falecido, se não me falha a memória com 72 anos (não sei a causa mortis).
Saudações
Cel Res  Ayr
From: americotognetti@uol.com.br
To: grupobarrobranco@grupos.com.br
Sent: Tuesday, June 15, 2010 9:06 AM
Subject: [grupobarrobranco] MEMÓRIAS DO VENTURA/ Busca por Companheiro

Repasso apelo do Cel VENTURA...
From: Mario Ventura
To: undisclosed-recipients:
Sent: Monday, June 14, 2010 10:11 PM
Subject: Fwd: [MEMÓRIAS DO VENTURA] Novo comentário em DIA NOVE DE AGOSTO DE 2009.

PREZADÍSSIMOS AMIGOS
Caso vocês saibam algo a respeito do CORONEL PM DOMINGOS PAPASÉRGIO, por favor me transmita para atender dona IONE.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Ione
Data: 14 de junho de 2010 14:31
Assunto: [MEMÓRIAS DO VENTURA] Novo comentário em DIA NOVE DE AGOSTO DE 2009.
Para: celmario@gmail.com


Ione deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DIA NOVE DE AGOSTO DE 2009":
Cel. Ventura
Em suas anotações,revendo 9 de agosto de 2009,na mesma data em 9 de agosto de 1984,portanto há 25 anos tomava posse com Juiz do Tribunal de Justiça Militar o Cel Domingos Papasergio. Se possível gostaria de ter notícias desse ilustre amigo. Grande abraço e obrigada Ione Alvim
Postado por Ione no blog MEMÓRIAS DO VENTURA em 14 de junho de 2010 10:31
Cel Ventura, Tognetti:
Eu tinha um apto em Peruíbe e alguma vezes cruzei por lá com o Papasergio, assim com o Edson Lara de Albuquerque de sua turma. Como sai de lá ha algum tempo e vendi no ano passado meu apto, não posso afirmar se ainda estão por lá, mas acredito ser uma boa dica. Abs do Cel Publio

O futuro político do presidente da Câmara Municipal, ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES está por um fio. Seu destino poderá ser decidido no dia 16 pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. O vereador foi condenado a devolver 32,7 milhões de reais aos cofres públicos, fruto de um contrato considerado irregular. A Justiça ainda determinou a perda da função pública, a suspensão de seus direitos políticos por seis anos, o pagamento de multa civil e devolução do dinheiro ao tesouro estadual. RODRIGUES está em seu terceiro mandato.

A advogada MÉRCIA NAKASHIMA, de 28 anos, foi morta no mesmo dia em que desapareceu. A polícia chegou a essa conclusão após ouvir hoje o depoimento de um pescador, que viu o HONDA FIT da vítima sendo jogado numa represa de NAZARÉ PAULISTA, em 23 de maio. “A testemunha relata ter visto um homem alto descer do carro de MÉRCIA, por volta das 19:30 horas daquele dia. Ela também diz ter ouvido dois gritos abafados e curtos, mas não conseguiu identificar de quem seriam”, afirma o delegado ANTÔNIO DE OLIM, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, que investiga o caso.

O CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, assassinado em janeiro de 2008, quando comandava a PM na zona norte da capital, havia sido ameaçado por um colega de farda e também por policiais civis por motivos diferentes. As informações constam nas investigações do DHPP e da Corregedoria da PM, que foram unificadas em fevereiro pela Justiça Militar. Com mais de três mil páginas, o inquérito levanta pelo menos cinco hipóteses de motivação para o crime que não estão ligadas ao soldado PASCOAL DOS SANTOS LIMA, que foi indiciado pelo DHPP pelo assassinato e está preso por outra morte.
Nos documentos, há depoimentos de parentes do CORONEL HERMINIO relatando que o oficial havia sido ameaçado. Um ex-integrante do Judiciário e amigo íntimo de HERMÍNIO denunciou ao Ministério Público que o coronel foi jurado de morte por um tenente-coronel da reserva.
O acusado havia sido expulso da corporação dias antes do assassinato após ser investigado por desvio de verbas. No processo judicial há também suspeita da participação de policiais civis no assassinato, que estariam ligados à máfia de caça-níqueis na zona norte de SÃO PAULO. Segundo depoimentos, foi HERMÍNIO quem levou adiante a investigação sobre o advogado JAMIL CHOCK, preso em junho de 2007 com envelopes de dinheiro que supostamente seriam entregues a delegacias para acobertarem a máfia dos caça-níqueis. O caso levantou suspeita de corrupção sobre sete das oito delegacias seccionais de SÃO PAULO.
Há ainda nos documentos da Justiça menção de que HERMÍNIO comandou uma operação de apreensão de equipamentos eletrônicos que estavam sendo descarregados ilegalmente em um depósito por policiais civis. Quando morto, o coronel investigava também a participação de PMs em chacinas e jogos.

Acusado de envolvimento com um dos chefes da máfia chinesa em SÃO PAULO, o secretário nacional de Justiça, ROMEU TUMA JÚNIOR, foi demitido hoje pelo ministro LUIZ PAULO BARRETO (Justiça). O caso foi revelado pelo ESTADO em maio. TUMA JÚNIOR disse que BARRETO agiu por “covardia política” e ameaçou: “Vão surgir fatos que vocês vão se arrepiar, aguardem”.

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado (CONDEPHAAT) decidiu hoje tomar o JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO, na zona sul. Nenhuma edificação poderá ser alterada sem autorização dos conselheiros do órgão. A medida praticamente enterra os projetos da atual direção de ceder cem mil metros quadrados da área para a construção de torres comerciais e um shopping.

A OPERAÇÃO CAMALEÃO, do Exército colombiano, que resgatou quatro militares das mãos das FARC, começou em 12 de março, após a prisão do guerrilheiro MARCOS PARRILLA. “Ele decidiu se desmobilizar e nos deu a localização exata de onde estavam os seqüestrados”, disse hoje o GENERAL FREDDY PADILLA, comandante-geral das Forças Militares. Uma equipe de inteligência do Exército passou a seguir todos os passos dos guerrilheiros na selva. Há 20 dias, a cúpula militar recrutou os 300 soldados que participariam da missão e, na quinta-feira, os homens receberam o aval do presidente ÁLVARO URIBE. Segundo PADILLA, o domingo foi o dia escolhido por ser quando os guerrilheiros estão “mais relaxados”, cuidando de assuntos logísticos, como a lavagem de roupa.

Tentando escapar da violência étnica que se alastrou no QUIRGUISTÃO na última semana, cerca de 150 mil refugiados de etnia usbeque tentavam hoje deixar o território quirguiz pela fronteira com o USBEQUISTÃO. Poucos precisas, contagens parciais confirmavam hoje a morte de mais de 130 usbeques por multidões em fúria no sul do QUIRGUISTÃO. Mas o número total de civis assassinados deve ser bem superior.      

2 011      :    -    TERÇA-FEIRA
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP programou para esta semana eventos que irão discutir o movimento Constitucionalista de 1932, envelhecimento, OMC, Direito Eletrônico e Direito Ambiental, entre outros assuntos. Os participantes devem trazer uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g).
Segunda-feira (13/6)
“Como Advogar no Cível – Técnicas, práticas e desafios” é o tema da palestra proferida pelo advogado Neheminas Domingos de Melo, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). O evento tem promoção do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.
Terça-feira (14/6)
O desembargador Laercio Laurelli, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, será o expositor em “Lei nº 12.402/11 – Prisão Processual, fiança, liberdade provisória e demais medidas cautelares”, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). Promoção do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.
O coronel Mário Fonseca Ventura, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, será o palestrante em “O Sentido Nacional do Movimento Constitucionalista de 1932”, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2º andar). A Comissão de Resgate da Memória da OAB SP promove o evento.
PALESTRA
O SENTIDO NACIONAL DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
Expositor
CEL. PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.
Data/ Horário
14 de junho (terça-feira) – 19 horas
Local
Salão Nobre da OAB SP
Praça da Sé, 385 – 1º andar
Inscrições/ Informações
Mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g, no ato da inscrição.
Praça da Sé, 385 – Térreo – Atendimento pelo site: www.oabsp.org.br
Promoção
Comissão de Resgate da Memória da OAB SP
Presidente: Dr. José de Ávila Cruz
Apoio
Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP
Diretor: Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso
***Serão conferidos certificados de participação – retirar em 90 dias***
***Vagas Limitadas***
Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente da OAB SP
Nesta manhã relembro alguns fatos relacionados com a OAB/SP em comum com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como por exemplo a solenidade de 12 de julho de 2004, no salão nobre da Ordem, em homenagem aos revolucionários de 1932. Os expositores do evento foram o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-presidente da Sociedade e J.B. OLIVEIRA, presidente da Comissão de Relações Corporativas e Institucionais da OAB/SP. A Mesa de trabalhos foi presidida pelo Doutor FÁBIO MARCOS BERNARDES TROMBETTI, então Titular da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP. Em 2008 a OAB/SP e a Sociedade lançaram um Concurso de Monografias, vencendo o professor, advogado e jurista Doutor EDUARDO DOMINGOS BOTALLO. Esses dados deverei relembrar à noite, por ocasião da palestra.
No deslocamento de GUARULHOS para a cidade de SÃO PAULO venho lendo o texto que elaborei e que modifiquei ontem. No MMDC encontro a MARINEI atarefada com os convites para o 9 de Julho, que deverão ser colocados no correio. 
CORONEL PM MENDES encontra-se na casa do GINO. O nosso presidente está completando hoje 97 anos de idade. Telefono a eles e um pouco mais tarde fico sabendo que o MENDES está indo para CAMPINAS. Faleceu um maçom e ele vai ao velório. Atendo o COLOMBO, que quer assistir a minha palestra. Almoço com ele e outras pessoas e, na tarde, na Sociedade, comparece o ALFREDO PIRES, futuro comandante do Exército Constitucionalista (assumirá o cargo no próximo 9 de Julho).VALTER RIBAS NETO, criador e coordenador do PROJETO “COMITÊ PERMANENTE PRÓ-MMDC” vem conversar comigo, indicado pelo CORONEL PM ARRUDA. Ele quer assistir a minha palestra.
Por volta das 17 horas compareço ao Tribunal de Justiça para entregar ao presidente o oficio de outorga da Medalha Constitucionalista. Na Sociedade permaneço até quase 19 horas para ir à OAB/SP.
Encontro a FRANCES DE AZEVEDO, FRANCISCO GIANNOCCARO, MARIA LÚCIA CAMARGO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, Doutor OSWALDO MARTINS DE OLIVEIRA (do Projeto Turístico América Latina Maior), JAILSON BARBOSA, CORONEL PM OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO (que veio de NAZARÉ PAULISTA para assistir a palestra), JOSÉ D´AMICO, REINALDO BRESSANE, Professor JOSÉ CARLOS, MARGARIDA ROSA
Doutor LUIZ FLAVIO BORGES D´URSO, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, é chamado para presidir a Mesa de Trabalhos, bem como FRANCES DE AZEVEDO, Doutor JOSÉ DE ÁVILA CRUZ, Presidente Interino da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP, Doutor LESSA e o palestrante CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Faço a minha palestra. É prestada uma homenagem póstuma ao Tribuno da Revolução Constitucionalista de 1932, Doutor IBRAHIM DE ALMEIDA NOBRE, na pessoa da senhora MARÍLIA FALARDO OLIVEIRA.
Encerrada a cerimônia dos 79 anos da Revolução Constitucionalista, vamos conversar com as pessoas que compareceram ao evento. Grata surpresa foi o encontro com o CORONEL PM OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO, que há muito tempo não o via. Também um velho soldado do 11º BPMM, dos tempos da 1ª Companhia do Pátio do Colégio se encontra entre as pessoas que assistiram a minha palestra.
Doutor LESSA e sua esposa residem em GUARULHOS e, gentilmente, oferecem uma “carona” até a cidade onde moramos. Durante o trajeto contamos muita coisa de nossas vidas. Com isso, a viagem transcorre rapidamente.

Depois de ficar quase um ano sem pegar numa raquete, SERENA WILLIAMS sofreu. No retorno às quadras, hoje, na estréia no TORNEIO DE EASTBOURNE (INGLATERRA), a ex-número 1 do mundo foi massacrada no primeiro set por TSVETANA PIRONKOVA. Mas conseguiu a recuperação. Com dificuldades para respirar (resquícios de uma embolia pulmonar) e um certo incômodo no pé direito operado, a atual campeã de WIMBLEDON bateu a búlgara, 33ª do mundo. Já KIM CLIJSTERS está ameaçada de não jogar em WIMBLEDON. Hoje a belga voltou a sentir dores no tornozelo direito na derrota para ROMINA OPRANDI.

O corpo do empresário e ciclista ANTÔNIO BERTOLUCCI, de 68 anos, foi enterrado hoje pela manhã no cemitério do MORUMBY, zona sul de SÃO PAULO. A cerimônia foi restrita a amigos e familiares e teve a participação de 300 pessoas. Amigo do empresário há mais de 50 anos, o engenheiro LUÍS EDUARDO PINHEIRO LIMA, de 68, estava muito abalado com a morte. (Todos os domingos nos encontrávamos para tomar café. Ele ia de bicicleta, às vezes levando a cachorra junto. Agora não tenho mais meu amigo”, disse ele, que na juventude praticava esportes com BERTOLUCCI. Emocionada, a viúva SANDRA permaneceu ao lado do caixão durante toda a cerimônia. “Só sei que um ônibus matou meu marido”, disse ela depois do enterro.

O viaduto da Marginal do TIETÊ que leva o nome de um dos expoentes do regime militar no BRASIL pode mudar de nome. Trinta anos depois de o prefeito REYNALDO DE BARROS (1931-2011) homenagear o GENERAL MILTON TAVARES DE SOUZA, a Câmara Municipal de São Paulo vota projeto do Executivo que altera o nome da alça, localizada na PENAS, zona leste, para DOMINGOS FRANCIULLI NETTO, ministro do Superior Tribunal de Justiça, morto em 2005. O projeto que altera o nome, de 2006, é de autoria do ex-prefeito JOSÉ SERRA, mas foi o próprio GILBERTO KASSAB que solicitou sua votação à base governista. Com a chegada à Prefeitura do PCdoB, a quem entregou a organização da COPA 2014 na capital, KASSAB vem recebendo pedidos de comunistas e associações de ex-presos políticos para que a mudança seja retificada. ‘MILTINHO’ como o general era conhecido, comandou o Centro de Informações do Exército e foi um dos militares mais “linha dura” do regime. “É uma ofensa que esse viaduto ainda leve o nome de um dos maiores assassinos da nossa história. Esperamos essa atitude sensata dos vereadores. Na capital, de forma mais do que urgente, temos de trocar o nome desse viaduto e do ELEVADO COSTA E SILVA (MINHOCÃO)”, defende IVAN SEIXAS, do Fórum de Ex-presos Políticos do Estado de São Paulo. O viaduto interliga a Avenida GOVERNADOR CARVALHO PINTO, na PENHA, à Avenida EDUCADOR PAULO FREIRE e à Rodovia FERNÃO DIAS, na VILA MARIA, na zona norte, em sentido único. É uma das 23 pontes e viadutos sobre a Marginal. O nome do GENERAL MILTON TAVARES DE SOUZA foi dado ao viaduto no dia 29 de julho de 1981. Em seu decreto daquela data, REYNALDO DE BARROS considerava a “efetiva participação do general no movimento revolucionário de 1964” para prestar a homenagem. Para o atual presidente da Câmara, JOSÉ POLICE NETO, há uma demanda da sociedade pela alteração de nomes do período militar que não pode mais ser ignorada pelos vereadores. “Não podemos nos furtar a esse debate.” Mas a votação não tem apoio unânime na Casa. Único vereador remanescente do período militar, WADIH MUTRAN é contra a alteração. “Sou da VILA MARIA e ninguém me consultou. Sou contrário. Não podemos mudar nome de pontes, mas apenas acrescentar alguma nomenclatura, como a PONTE DA VILA MARIA, que virou PONTE DA VILA MARIA-JÂNIO QUADROS”, diz o parlamentar, na Câmara desde 1982. Para ser aprovado em primeira votação amanhã, o projeto precisa do apoio de 28 dos 55 vereadores.
MILTON TAVARES DE SOUZA (1917-1981) é considerado um dos idealizadores da política de eliminação física de oponentes armados do regime militar. Por volta de 1966, era um dos principais conselheiros do GENERAL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI. Ocupou os postos mais altos do Exército, como general da 1ª Divisão, e perseguiu guerrilheiros no ARAGUAIA. Foi acusado de criar a “casa da morte” de PETRÓPOLIS, local onde presos políticos eram torturados. No início da carreira, foi considerado herói de guerra. Recebeu a Medalha SANGUE DO BRASIL por ter sido ferido na 2ª Guerra. Em 1935, lutou contra a INTENTONA COMUNISTA.
Se receber o nome de DOMINGOS FRANCIULLI NETTO, que morreu aos 70 anos em novembro de 2005, o viaduto da PENHA vai prestar homenagem a um ministro do Superior Tribunal de Justiça que se notabilizou por lutar contra privilégios do Judiciário. Foi o “ITALIANO”, como era chamado por colegas, quem encabeçou o movimento, dentro do STJ, que condenava juízes e promotores que deixavam os tribunais para assumir cargos públicos ou concorrer em eleições. Paulistano, o magistrado também criticava abertamente desembargadores que votavam sistematicamente a favor do governo.
Outro projeto em trâmite na Câmara Municipal desde 13 de dezembro de 2010 tenta mudar o nome do ELEVADO COSTA E SILVA, o MINHOCÃO, para ELEVADO NESTOR KIRCHNER, o ex-presidente da ARGENTINA morto no ano passado, que perseguiu torturadores em seu país. Ex-preso político, o autor do projeto, vereador ELISEU GABRIEL, diz que quer acabar com “a homenagem ao militar que criou a ditadura da ditadura ao baixar o AI-5”. Outro projeto do vereador tenta tirar o nome de SÉRGIO FLEURY de uma rua na VILA LEOPOLDINA, na zona oeste.

Recebeu alta no início da tarde a última vitima do massacre na Escola Municipal TASSO DA SILVEIRA, em REALENGO, no RIO, que ainda permanecia internada. Depois de passar 68 dias em dois hospitais da rede estadual, THAYANE TAVARES MONTEIRO, de 13 anos, vai continuar o tratamento e a reabilitação de movimentos em casa. Alvo de quatro tiros disparados pelo atirador WELLINGTON MENEZES DE OLIVEIRA, a menina sofreu lesão medular e não consegue andar.

O fotógrafo WAMBERTO DE OLIVEIRA CARNEIRO era figura presente em todos os acontecimentos políticos de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, a 454 km da capital. Durante os oito anos de mandato do prefeito EDINHO ARAÚJO (2001-2008), foi o fotógrafo oficial da administração. Quando o ex-prefeito elegeu-se deputado federal (2010), CARNEIRO foi convocado para o escritório político em RIO PRETO. Nascido em SÃO CARLOS, em dezembro de 1938), WAMBERTO foi para MIRASSOL na década de 1970, para trabalhar como corretor de café na famosa empresa MARREQUINHO, herdando inclusive o apelido que o acompanhou durante a vida. Morreu nesta terça-feira, de infarto.

Faleceu o ex-jogador de futebol ANTÔNIO LEONE. Ele foi o lateral e capitão do BAHIA na conquista da TAÇA BRASIL de 1959, o primeiro Campeonato Brasileiro da história, contra o SANTOS de PELÉ. Assim como o time baiano, ANTÔNIO LEONE havia completado 80 anos em janeiro (nasceu em 1931). Carioca, o ex-jogador também foi tricampeão do Estado do RIO pelo FLAMENGO, nos anos de 1953, 1954 e 1955. O título de 1959, conquistado no chamado jogo-desempate, disputado no MARACANÃ, credenciou o BAHIA como o primeiro representante do país na LIBERTADORES DA AMÉRICA, em 1960 Junto com outros clubes vencedores da TAÇA BRASIL e do torneio ROBERTO GOMES PEDROSA, a equipe baiana teve o feito reconhecido pela CBF em dezembro do ano passado. Depois de eliminar o CSA, CEARÁ e SPORT, o BAHIA encarou naquele ano o VASCO, nas semifinais, até pegar o temido SANTOS. No primeiro Campeonato Nacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos, entidade máxima do futebol do pais na época, atuou 14 vezes. Marcou 25 gols e sofreu 18. Em nota a diretoria do ESPORTE CLUBE BAHIA informa que “lamenta profundamente o falecimento deste ídolo da torcida tricolor, apontado por muitos como um dos melhores laterais direitos da história do clube, que é o 18º colocado no atual Brasileiro”. LEONE morreu nesta terça-feira, vítima de um câncer no fígado, em VESPASIANO (MG), região metropolitana de BELO HORIZONTE, O enterro está marcado para amanhã na mesma região mineira, onde ele vivia com parte da família. Tinha quatro filhos.

Na tentativa de se aproximar mais do Congresso e garantir a aprovação de projetos importantes para o governo, como a medida provisória que cria um regime diferenciado de licitação para as obras da COPA DE 2014 e da OLIMPÍADA de 2016, a presidente DILMA ROUSSEFF ativou o seu balcão de negócios. Um arsenal que envolve agilidade na distribuição de cargos, rapapés com líderes partidários – rituais que até então a presidente se recusava a incorporar – e liberação de emendas parlamentares.

A polícia do PARÁ investiga a morte, provavelmente em decorrência de um tiro de espingarda no ouvido, do agricultor OBEDE LOYOLA SOUZA, de 31 anos, ocorrida quinta-feira passada, no acampamento ESPERANÇA, em PACAJÁ, no sudeste do Estado. Casado, ele deixa mulher e três filhos pequenos. Foi morto a menos de 500 metros do local onde morava. É a quinta morte em menos de 30 dias em áreas de assentamento no Estado. Quatro homens suspeitos, segundo a Comissão Pastoral da Terra, foram vistos em uma picape, trafegando pelo local, dias antes da morte de SOUZA. O quarteto estaria a serviço de madeireiros de PACAJÁ. A vítima teria discutido com um dos homens, condenando a extração da madeira.

A violenta ocupação por tropas do governo da cidade de JISR AL-SHUGHOUR, no norte da SÍRIA, acirrou uma das tensões sectárias mais explosivas do país: a relação entre a maioria muçulmana sunita e a seita minoritária alauita, à qual pertence a família do presidente BASHAR ASSAD. As queixas vêm de refugiados, moradores e ativistas, que sugerem um aprofundamento das hostilidades num país onde o medo da guerra civil é real e usado como pretexto para reprimir dissidências. A SÍRIA é uma mistura volátil de sunitas, alauitas, cristãos, curdos e outras etnias que vivem no mesmo território, mas com o poder político desproporcionalmente concentrado nas mãos da elite alauita.

A ALEMANHA, que rejeitou participar da campanha aérea da OTAN contra a LÍBIA, reconheceu o opositor Conselho Nacional de Transição como o representante legítimo do país, disse o ministro de Relações Exteriores GUIDO WESTERWELLE durante visita à capital rebelde de BENGHAZI. O anúncio do ministro foi feito após semanas de hesitação da ALEMANHA sobre se reconheceria os líderes rebeldes como uma alternativa para o governo do ditador líbio, MUAMAR KADAFI. A ALEMANHA também anunciou que abrirá uma pequena missão em BENGHAZI, unindo-se a EUA, UNIÃO EUROPEIA, ONU, GRÃ-BRETANHA, FRANÇA, ESPANHA, MALTA e CATAR, que estabeleceram presença na cidade nas últimas semanas.       

2 012     :      -    QUINTA-FEIRA
Nosso telefone ficou mudo ontem. Hoje comparece um técnico para consertá-lo. O problema é no filtro. Também aproveito para me queixar do modem que é bem velho e, vez por outra, me deixa na mão quando estou conectado com a Internet. Um técnico deverá comparecer nos próximos dias para ver esse problema. Os jornais dão a notícia da vitória do CORINTHIANS sobre o SANTOS, ontem, por 1 a 0, um importante passo nas semifinais da TAÇA LIBERTADORES.
Telefona-me o MAJOR PM FRANCISCO, encarregado do restauro do Monumento Mausoléu. Diz ele que os envelopes para a licitação das obras serão abertos no dia 29 de junho. Ele pretende assinar o contrato logo em seguida. O Monumento passará por uma nova manutenção, preparando-o para o dia 9 de julho. Essa é uma notícia auspiciosa. Acredito que o restauro do Monumento deverá acontecer, com início ainda neste ano.
Na Sociedade, nesta tarde, atendo alguns repórteres, como o JOSÉ MARIA MAIRINK, do ESTADO. Recebo a visita do ANTÔNIO RESENDE, da Distrital Norte da Associação Comercial. Vem confirmar a ida do CORDEIRO, também da Distrital Norte, a BURI, no sábado. Enquanto isso MARINEI se vê às voltas com os diplomas das medalhas de BURI e agora começa a se preocupar com os currículos das autoridades relacionadas para dia 23 de junho, na reunião da COFAM, cuja lista não chegou ainda no MMDC. Telefono ao TENENTE PM NATANAEL a respeito disso, pois são indicações do Núcleo MMDC-LESTE. Diz ele que fará chegar amanhã à Sociedade.
Encontro hoje o PASSOS se queixando de dores na coluna. Ele sofre dos famosos “bicos de papagaio” que o acompanham há anos. Pouca coisa ele pode fazer para o MMDC nesta data.   

Recebo uma mensagem do CAPITÃO PM EDUARDO CENEVIVA BERARDO, Comandante da 1ª Companhia do 30º BPMI (CATANDUVA). Ele tem idéia de montar um núcleo da Sociedade nessa cidade. Respondo a ele:
ESTIMADO BERARDO
As peças de 32, do acervo da Sociedade, estão no nosso núcleo na LAPA, no MUSEU "MARIA SOLDADO". Estão catalogadas e não podem ser distribuídas, mesmo porque o nosso museu recebe a visita de mais de 3 mil crianças por ano. O Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA é o responsável pelo Museu, que se acha num sobrado, no Colégio SANTO IVO e se tornou a coqueluche daquela região de São Paulo. O que poderemos fazer é destinar peças que cheguem por doaçao ao MMDC, por familiares de ex-combatentes, daqui para frente. 
Você conhece o acervo virtual do DELLA ROSA? O blog dele é o TUDO POR SÃO PAULO (basta clicar no google). Os outros nossos núcleos virtuais, os chamados núcleos por correspondência. também têm divulgado muitas peças de 32 bem como textos importantíssimos.
O nosso jornal "32 EM MOVIMENTO" é outro manancial de informações muito importante.
Muitos núcleos estão adotando a feitura de painéis sobre 32, o que também ajuda muito na divulgação da EPOPEIA.
O nosso Núcleo MMDC-LESTE usa muito o FACEBOOK, como eu também faço na divulgação do meu blog.
Acredito que o mais importante para você é criar mesmo um Núcleo de Correspondência, onde tudo isso poderia se tornar realidade na sua cidade. Caso você queira colocarei em contato com o Professor JEFFERSON BIAJONE, autor e idealizador do primeiro núcleo de Correspondência, em ITAPETININGA. Hoje são nove núcleos dessa modalidade.
Dia 16 de junho, estaremos em BURI, onde acontecerá um grande evento em homenagem ao nosso Cadete "RUYTEMBERG ROCHA", (EMPRESTA O SEU NOME AO NÚCLEO DA APMBB, criado em 3 de abril de 2009, após dez anos de luta para montá-lo.
Persistir na construção do núcleo em CATANDUVA deverá ser a sua meta.

Em 14 de junho de 2012 19:18, berardo escreveu:
Caro Sr. Cel Ventura, boa noite. As circunstâncias do trabalho ainda não me permitiram a criação do Núcleo MMDC em Catanduva. Estamos enfrentado reformulações estruturais de efetivo no Batalhão, bem como passando por reformas físicas nas instalações.Entretanto, o tema da Revolução continua sempre presente em meus pensamentos. Minha Companhia, a 1ª do 30° BPM/I, está sendo toda reformada e ampliada, por iniciativa exclusivamente minha.Entre as melhorias, estou construindo uma sala de recepção ao público externo, onde entre outras coisas recebemos denúncias e registramos ocorrências. Nesta sala será instalado um memorial ao Cap Alberto Mendes Júnior, com uma foto e histórico de seus feitos. Pretendo com isso resgatar os valores policiais militares personificados em nosso herói símbolo. Quando ingressei em nossa Polícia Militar, há vinte anos, todos os nossos quartéis tinham uma foto dele, simbolizando nossos valores e ideais. Hoje, infelizmente isso está em desuso.Também quero fazer uma exposição dos valores policiais militares previstos no Artigo 8° do Regulamento Disciplinar, para rememorar nossos policiais e fazer saber ao público civil.Enquanto servi na Academia do Barro Branco fiz uma extensa pesquisa na internet, onde copiei centenas de fotos da Revolução de 32, ao que selecionei algumas das melhores, que imprimirei e enquadrarei para fazer um memorial à atuação paulista.Gostaria de solicitar à V. Sª, se possível for, a destinação de algumas poucas peças históricas, como por exemplo: capacetes, fardamentos, granadas, fuzis, peças de artilharia, enfim qualquer peça que materialize os feitos paulistas de 32. Esclareço a V. Sª. que tais peças ficariam sob minha custódia, seriam tratadas com o máximo e devido respeito e seriam expostas ao público devidamente acondicionadas sob a proteção de vidro, seja em armários, displays, cômodas ou molduras, conforme o tipo de material a nos ser fornecido.Nossa intenção é, nesta sala, resgatar nossos valores militares e história, tão relegados a segundo ou terceiro planos nos tempos atuais.Não sei de quais tipos ou quantidades de peças V. Sª. dispõe em seu acervo, mas qualquer peça a nós destinada, será tratada com a deferência devida à quem a usou para defender os ideais paulistas de 1932.Aguardo ansiosamente vossa resposta.Grato,Capitão Eduardo Ceneviva Berardo

LUIZ CAMARGO WOLFMANN fez o curso de carcereiro na Academia de Polícia Militar quando tinha 23 anos de idade. A primeira unidade prisional onde trabalhou foi a Colônia Penal Agrícola de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e logo depois foi transferido para uma vaga na Penitenciária de PRESIDENTE VENCESLAU. Passaram-se 25 anos e o funcionário de carreira na Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários (a atual Secretaria de Administração Penitenciária) assumiu aquele que seria o seu cargo mais importante na instituição: diretor da Casa de Detenção do CARANDIRU, na zona norte da capital. LUIZÃO, como era conhecido pelos presos, agentes e imprensa, substituiu em setembro de 1980 o CORONEL FERNÃO GUEDES, que esteve no comando da Casa de Detenção durante 14 anos. Na gestão de LUIZÃO, entre 1980 e 1985, o maior presídio da América Latina, com uma população que chegou a 8 mil presos, passou por mudanças profundas. LUIZÃO implantou programas de trabalho, atividades de lazer e cultos religiosos entre os presos. Sabia aplicar com senso e equilíbrio as regras do regulamento da Casa de Detenção. Ele ganhou, em troca, a confiança e o respeito dos detentos. No comando do CARANDIRU, LUIZÃO passou por diversas situações de tensão. Negociou pessoalmente o fim de várias rebeliões e impediu fugas em massa ao identificar túneis escavados por presos. A transparência com os detentos e seus familiares era uma característica pessoal do diretor. “Se eu prometer qualquer coisa, eles sabem que eu vou cumprir”, dizia. A prática de esportes também foi muito incentivada na sua gestão, principalmente o boxe, que contava com a participação do diretor nos treinos. Um detento do Pavilhão 9, MANOEL BORGES DE SOUZA, foi campeão brasileiro. A disciplina era severa no CARANDIRU do LUIZÃO. Uma tentativa de fuga frustrada podia render 30 dias sem visita, banho de sol e futebol. Experiente, LUIZÃO sabia que os presos com pena mais longa estavam sempre pensando numa fuga. “Quando o sujeito sabe que não tem futuro livre, não há show ou ‘pelada’ que o faça ficar”. O ex-diretor morreu hoje, aos 80 anos. Sofria de câncer na próstata há dois anos. Deixa a mulher AUTA APARECIDA WOLFMANN.

Se era fundamental construir o resultado no MORUMBI para avançar à final da COPA DO BRASIL, o SÃO PAULO deve a LUCAS o primeiro passo para atingir seu objetivo. Ele correu, suou, brigou e marcou nos minutos finais o gol que garantiu a vitória por 1 a 0. Agora o TRICOLOR pode empatar no COUTO PEREIRA ou perder (desde que marque ao menos um gol) para chegar à sua segunda decisão no torneio.

A rodada de hoje do GRUPO C da EUROCOPA mostrou que tudo é mais fácil para quem tem qualidade técnica e ousadia. A ESPANHA, com seu toque de bola refinado, colocou a IRLANDA na roda, ganhou por 4 a 0 e assumiu a liderança da chave. A ITÁLIA, com sua pouca imaginação, saiu ganhando da CROÁCIA com um gol de falta de PIRLO (o único craque do time), levou o empate no final e fechou o dia em terceiro lugar. Os espanhóis deram um baile nos limitados irlandeses. FERNANDO TORRES abriu o placar logo aos três minutos, e em nenhum momento o time correu perigo de ver o adversário reagir. Ficou com a bola o tempo que quis e desenhou suas jogadas a partir de triangulações lideradas por XAVI, INIESTA ou DAVID SILVA. Não houve mais gols na primeira etapa, e o melhor ficou guardado para a segunda. TORRES fez mais um, e DAVID SILVA e FÁBREGAS (que tinha entrado havia pouco) balançaram a rede com estilo. A ITÁLIA pagou o preço por ter recuado no segundo tempo “Poderíamos ter matado o jogo”, lamentou o técnico CESARE PRANDELLI. O gol de MANDZUKIC no final complicou muito a situação da equipe. Para não depender do resultado de ESPANHA x CROÁCIA a ITÁLIA precisa ganhar por três gols de diferença da IRLANDA. Se empatar de novo, estará fora.

CESAR CIELO continua invicto nos 50 metros livre em 2012. Ele levou hoje o ouro no TROFEO SETTECOLLI, em ROMA – sua última competição antes da Olimpíada, que começa daqui a 42 dias. Com 22s17, ele deixou para trás o francês FLORENT MANAUDOU e o finlandês ARI-PEKKA LIUKKONEN. O brasileiro BRUNO FRATUS chegou em quinto. A marca de CIELO foi bem acima dos 21s38, seu melhor tempo em 2012 e que também é o melhor do mundo no ano.

O diretor, roteirista, fotógrafo e produtor CARLOS REICHENBACH, o CARLÃO, morreu nesta quinta-feira, dia em que completou 67 anos (nasceu em 14 de junho de 1945, em PORTO ALEGRE). Fez sua vida em SÃO PAULO. Aos 24 anos, dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem “ESTA RUA TÃO AUGUSTA” (1969). Dirigiu 22 filmes. Os principais: LILIAN M. RELATÓRIO CONFIDENCIAL (1975), A ILHA DOS PRAZERES PROIBIDOS (1979), IMPERIO DO DESEJO (1981), FILME DEMÊNCIA (1985) que foi premiado, ANJOS DO ARRABALDE (1987), premiado, ALMA CORSÁRIA (1993), premiado no exterior, DOIS CÓRREGOS – VERDADES SUBMERSAS NO TEMPO (1999), premiado no exterior, GAROTAS DO ABC (2003), premiado, e “FALSA LOIRA (2007). Foi atuante nos movimentos do cinema marginal e do cinema da boca do lixo, marcados por filmes de baixo orçamento e com temas ousados. O cineasta foi professor da prestigiada ECA (Escola de Comunicação e Arte), da Universidade de São Paulo. Teve três filhos. Nos últimos anos, sofreu três infartos. Estava com a saúde debilitada. Ultimamente, era apresentador da Sessão Comodoro, no CINESESC, dedicada a filmes raros. Ele usava o blog para divulgá-la. Por meio do blog, disse no ano passado estar animado com o nascimento da neta e com um filme que pretendia fazer contando a história de sua mãe, que veio da ESTÔNIA na década de 1920. A amiga é sócia SARA SILVEIRA o elogiou. “Ele é a pessoa mais importante da minha vida. Ensinou-me tudo que sei sobre cinema. É um dos artistas mais importantes do país.” A ministra da Cultura, ANA DE HOLLANDA, afirmou que o país perdeu um grande cineasta e sentirá sua falta. “Um cineasta inquieto, vanguardista que, por trilhar caminhos menos usuais entre os cineastas tradicionais, foi tachado como autor de filme marginal e da boca do lixo. No entanto, apaixonado pelo cinema em si, foi autor de obras-primas como “ANJOS DO ARRABALDE” e “ALMA CORSARIA, entre outras”, afirmou, em nota, JOSÉ MOJICA MARINS, o ZÉ DO CAIXÃO, disse que conheceu o cineasta nos anos 1960. “Ele era aluno da Escola SÃO LUÍS e fui fazer uma palestra lá. Ele simpatizou comigo. Em vez de responder às perguntas, eu mostrei como trabalhar com a câmera. Daí nasceu uma amizade muito forte. Foi um grande amigo. Eu participei do episódio que ele dirigiu no filme “AUDÁCIA”. A notícia da morte me deixou muito chateado. Era um baita de um diretor, muito criativo”.      

A dois dias do segundo turno da eleição presidencial, a Suprema Corte – alinhada com os militares – determinou a dissolução do Parlamento, ampliando ainda mais as incertezas sobre os rumos da transição política no EGITO. Num processo separado, juízes rejeitaram também uma lei que impugnaria a candidatura de AHMED SHAFIQ, representante dos generais na disputa presidencial. A Justiça também vetou lei pela qual integrantes do alto escalão do regime MUBARAK ficavam inelegíveis por dez anos. O texto impediria SHAFIQ, último premiê da ditadura, de concorrer nas eleições. O veredicto foi “histórico” disse SHAFIQ. Ele tenta este fim de semana derrotar o candidato da IRMANDADE MUÇULMANA, MOHAMED MORSI. “A era do acerto de contas está acabada”, disse.

A Suprema Corte britânica rejeitou por unanimidade o pedido do fundador do site de denúncias WILIKEAKS, JULIAN ASSANGE, de reabertura de seu caso, o que evitaria sua extradição para a SUÉCIA, que quer julgá-lo por crimes sexuais. Os advogados do australiano haviam solicitado alguns dias atrás a revisão do caso. Com a decisão, o processo de extradição se encerra  nos tribunais britânicos e ASSANGE fica mais perto de ser enviado para a SUÉCIA – em até 14 dias. A última alternativa de ASSANGE é um recurso na Corte Européia de Direitos Humanos. Os advogados de ASSANGE dizem temer que ele seja depois extraditado para os ESTADOS UNIDOS, onde poderia ser condenado à morte.  

2 013     :    -     SEXTA-FEIRA
O Diretor do Museu da Polícia Militar, CORONEL PM JOSÉ AUGUSTO FONTES RICO, tem a honra de convidar V.Sª para a solenidade de abertura das novas alas de exposição de acervo do Museu da Polícia Militar.
DATA – 14 de junho de 2013
HORA – 10:00
LOCAL – Rua Doutor Jorge Miranda, 308 BAIRRO DA LUZ – SÃO PAULO

Sentindo câimbras desde a madrugada, prefiro não sair de casa nesta manhã, para ir ao Museu da Polícia Militar. LUCINDA também não está bem. Levanta tarde e nem escutou a KÁTYA chegar pela manhã, a fim de tomar o café costumeiro, antes de ir trabalhar.
Leio o DIÁRIO DE SÃO PAULO. Leio a reportagem TERRORS NAS RUAS DA CAPITAL – VANDALISMO – TOQUE DE RECOLHER – Comerciantes do Centro de São Paulo antecipam fechamento com medo da depredação patrocinada por integrantes do MOVIMENTO PASSE LIVRE (reportagem de FÁBIO PAGOTTO).
O medo de novos atos de vandalismo por parte dos manifestantes que protestaram ontem à tarde contra o aumento da tarifa de transporte público no Centro, forçou os comerciantes do entorno do TEATRO MUNICIPAL a baixarem as portas mais cedo. O gerente RIVELINO BARBOSA FERREIRA, de 39 anos, da loja LUPO na Rua CONSELHEIRO CRISPINIANO, ao lado do teatro, resolveu fechar a loja às 16 horas. “Se houver novamente aquela confusão que aconteceu nos outros protestos, tenho de proteger os funcionários”, diz. Na loja de bolsas e sapatos VERÔNICA, na Rua BARÃO DE ITAPETININGA, o gerente JOSÉ AUGUSTO RODRIGUES, de 32 anos, também resolveu evitar problemas com manifestantes. “O quebra-quebra das manifestações anteriores deixou claro que não há controle daqueles que optam por desvirtuar o movimento e partem para a agressão”, afirmou o gerente.
Membros do MPL (MOVIMENTO PASSE LIVRE) negociaram com o comandante da operação policial que acompanharia o protesto, TENENTE-CORONEL PM BEN-HUR, do 7º Batalhão da Polícia Militar, que a passeata sairia da frente do TEATRO MUNICIPAL e seguiria até a PRAÇA ROOSEVELT, onde seria encerrada. Ao chegarem na praça, às 20:30 horas, os manifestantes seguiram para a Avenida PAULISTA. O Batalhão de Choque os reprimiram violentamente com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Muitos ficaram feridos, incluindo sete jornalistas. A repórter GIULIANA VALLONE, da TV FOLHA, foi atingida no olho por uma bala de borracha. PIERO LOCATELLI, repórter da “CARTA CAPITAL”, foi detido por carregar um frasco de vinagre, mas foi liberado mais tarde.
Apesar das tentativas da PM de dispersão da multidão de cerca de sete mil pessoas, às 20:50 horas os manifestantes chegaram à Avenida PAULISTA, provocando a interdição da via. Eles subiram pelas Ruas AUGUSTA, BELA CINTRA e CONSOLAÇÃO. Comerciantes e donos de bares voltaram a baixar as portas. Às 21:46 horas, a manifestação foi dispersada e a Avenida PAULISTA, liberada. A Polícia Militar não divulgou um balanço das prisões, mas 33 pessoas foram detidas durante a concentração em frente ao TEATRO MUNICIPAL e ao menos outras 40 foram presas em outros pontos da manifestação.

Mais de mil pessoas participaram, ontem, do quarto protesto contra o aumento no valor das passagens no RIO DE JANEIRO de R$2,75 para R$2,95. Por volta das 18 horas, os manifestantes fecharam a Avenida PRESIDENTE VARGAS, no centro da cidade. Para acompanhar a manifestação, cem policiais militares foram deslocados. Os participantes ficaram concentrados na CANDELÁRIA. Com cartazes e apitos, começaram a caminhar na direção da CINELÂNDIA. Na Avenida RIO BRANCO, que foi totalmente fechada, a manifestação foi saudada com papéis picados jogados dos prédios. O protesto, até este trecho pacífico (depois aconteceram vários confrontos com a polícia), convidou a população a acompanhar o movimento. “Se a passagem não vai baixar, o RIO vai parar”, gritaram. “Queremos a revogação do aumento da passagem e a discussão de um novo preço. O transporte é um serviço caro e péssimo”, afirmou o estudante TADEU ALENCAR, 22 anos, integrante do MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFRJ (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO). “Se não revogarem o aumento, nós vamos protestar durante a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, vamos tomar as ruas”

Menos de 20 horas após parar todas as atividades e deixar mais de 1,4 milhão de pessoas sem transporte, os funcionários da CPTM decidiram ontem, no início da noite, retornar ao trabalho. Por volta das 20:30 horas os trens começaram a circular após um dia de caos para quem usa diariamente as linhas 8 – DIAMANTE (JÚLIO PRESTES – ITAPEVI), 9 – ESMERALDA (OSASCO – GRAJAÚ), 11 – CORAL (LUZ – GUAIANASES – ESTUDANTE) e 12 –SAFIRA (BRÁS – CALMON VIANA). Nas três últimas, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona SOROCABANA desrespeitou a determinação do Tribunal Regional do Trabalho de manter 100% da operação entre 6 horas e 9 horas e das 16 horas às 19 horas e 75% nos demais horários. Várias estações desses ramais amanheceram fechadas e ficariam assim durante todo o dia. Na LINHA 8, os trens chegaram a circular de manhã, mas, depois, o tráfego ficou restrito entre as estações ITAPEVI e BARRA FUNDA. Na LINHA 9, no início da noite, a circulação funcionou somente entre as estações GRAJAÚ e PINHEIROS.    

Um grupo de 13 manifestantes do MOVIMENTO PASSE LIVRE preso na manifestação da última terça-feira, dia 11,  foi solto nesta tarde após pagar fiança. Eles estavam detidos no 2º DP (BOM RETIRO) e nos Centros de Detenção Provisória de FRANCO DA ROCHA e TREMEMBÉ, sob a acusação de formação de quadrilha, depredação do patrimônio público e incêndio. Quatro ativistas presos durante o protesto de ontem continuavam detidos até a noite. Ontem a Polícia Militar chegou a levar mais de 200 manifestantes à Polícia Civil. Entre os libertados estava o jornalista do Portal Aprendiz PEDRO RIBEIRO NOGUEIRA. A maior parte das fianças teve o valor de dois salários mínimos – R$1356. O grupo deve responder ao inquérito, que corre sob segredo de Justiça, em liberdade.  

Um dia após o protesto mais tenso contra o aumento da tarifa do transporte público, com forte reação da PM, o governador GERALDO ALCKMIN manteve discurso duro. Ele classificou as manifestações de ações “políticas” e de “vandalismo”. O prefeito FERNANDO HADDAD convidou lideranças do MPL para reunião do Conselho da Cidade, na terça-feira, dia 18. Para a véspera, dia 17, está marcado outro ato, no LARGO DA BATATA. A mudança de postura da Prefeitura, que chegou a afirmar que a violência impedia o diálogo com o MPL, ocorreu depois de HADDAD condenar a ação da polícia. Após a repressão da manifestação de ontem, o movimento recebeu apoio pelas redes sociais. O ato de segunda-feira, dia 17, tinha hoje confirmação virtual de 122 mil pessoas. O Comandante-Geral, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, disse que manterá a TROPA DE CHOQUE como “reserva estratégica” para atuar no processo.

Em discurso na ROCINHA, no RIO, a presidente DILMA ROUSSEFF afirmou hoje que há “estardalhaço e terrorismo informativo” sobre a situação econômica do País. Em referência à inflação, disse que “ela está sob controle” e “jamais” deixará que volte. “Peço a vocês que não dêem ouvidos a esses que jogam sempre no “quanto pior, melhor”. Críticas, todo mundo tem de ter a humildade de aceitar. Mas terrorismo, não”, afirmou. 

Esta sexta-feira na Sociedade serve para fazermos um balanço das atividades atuais e a sobrecarga que o MMDC está enfrentando neste mês de junho. Infelizmente são poucas as pessoas que estão nos ajudando. AMADO RÚBIO tem vindo diariamente à Sociedade e agora também está levando os diplomas das nossas medalhas para serem assinadas pelo Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito. Isso desafoga um pouco a MARINEI. Fizemos também uma checagem na indicação dos nomes dos presidentes de núcleos para serem condecorados com a Medalha da CONSTITUIÇÃO em 9 de julho. Mas, por incrível que pareça, esquecemos do nome do MARIANO TAGLIANETTI, nosso amigo, que nos mandou seu currículo com bastante antecedência. Isso significa que a Sociedade está assoberbada de missões e precisamos encontrar um meio de sair dessa confusão criada com a expansão da Entidade.
A Prefeitura mandou pessoas aos bombeiros para pintar os muros pichados pelos integrantes do Movimento PASSE LIVRE, Um capitão dos bombeiros vem ao MMDC e se propõe também a pintar as paredes da nossa Sociedade, também pichada nesses últimos dias. Assim é que, nesta tarde, muda a cor da parede da frente do prédio. Sai o amarelo característico do MMDC nos últimos anos e entra um cinza discreto.
Amolado com esses problemas, preciso encontrar soluções para melhorar o nosso desempenho. Saio da Sociedade por volta das 16 horas, e vejo que os transeuntes ainda não se recuperaram dos traumas causados pelos atos de selvageria e vandalismo que tomou conta da cidade nesses últimos dias.

O Diário Oficial de hoje publica a passagem para a reserva da TENENTE-CORONEL PM LILIAN CRISTINA DA SILVA, do DPCDH. Ela nasceu em 30 de janeiro de 1964. Entrou para a PMESP em 28 de janeiro de 1983. Foi promovida a 2º TENENTE em 27 de outubro de 1988. Promovida a 1º TENENTE em 24 de maio de 1991. Alcançou o posto de CAPITÃO em 24 de maio de 1995. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovida a TENENTE-CORONEL em 29 de novembro de 2008.

Engenheiro e jornalista, ROBERTO SALVADOR SCARINGELLA foi um dos pioneiros na área de engenharia de tráfego de SÃO PAULO, fundador e primeiro presidente da CET (COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO), de 1976 a 1982, cargo que exerceu novamente de 1986 a 1987 e nos anos 2000. Ele foi ainda presidente do Conselho Nacional de Trânsito, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, diretor do METRÔ, diretor do Campus da Universidade de São Paulo, secretário municipal de Transportes, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, membro do Conselho Direto do Instituto da Qualidade do Trânsito, diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário e diretor superintendente do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito. SCARINGELLA morreu nesta sexta-feira, aos 73 anos. Ele estava internado no Hospital A. C. CAMARGO para tratar de um câncer. Em 1999, foi escolhido personalidade da tecnologia na modalidade de engenharia de trânsito, pelo Sindicato dos Engenheiros. Como jornalista, produziu e apresentou o programa “TRÂNSITO LIVRE”, no CANAL 21, e o “SCARINGELLA RÁDIO TRÂNSITO” na Imprensa FM. ROBERTO SALVADOR SCARINGELLA nasceu em 1940.

Quatro homens foram executados e um desempregado, de 31 anos, ficou ferido em chacina ocorrida às 4:40 horas na Rua MANOEL BARBALHO DE LIMA, em ITAIM PAULISTA. Dois bandidos encapuzados chegaram em uma moto e abordaram o grupo que usava entorpecente, segundo a policia. Eles perguntaram quem tinha antecedentes criminais. E atiraram nos que deram resposta positiva à pergunta.

Um ônibus que fazia a linha JARDIM HELENA – COHAB JOSÉ BONIFÁCIO foi queimado às 23:40 horas de ontem na esquina das Avenidas JOÃO BATISTA SANTIAGO e FERNANDO FIGUEIREDO LINS, no JARDIM ROBRU, zona leste. Dez adolescentes invadiram o veículo e obrigaram passageiros, motorista e cobrador a sair. Jogaram gasolina no ônibus e atearam fogo. A polícia deteve dois suspeitos, de 13 e de 17 anos. Os dois carregavam gasolina. 

Duas pessoas morreram na queda de um helicóptero hoje na região de TEFÉ (AMAZONAS). A aeronave, modelo 212, prefixo PROHRZ, pertencia ao grupo de empresas de extração petrolífera HRT O&G. De acordo com o SERIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos), o helicóptero decolou da base de apoio terrestre e ia em direção à sede do município, quando desapareceu do controle com 15 minutos de voo.

Seis trechos de rodovias foram bloqueados hoje no RIO GRANDE DO SUL por ruralistas em protesto pela demarcação de terras indígenas. As interrupções foram registradas em GETÚLIO VARGAS, MATO CASTELHANO, NONOAI, MAQUINE, PONTÃO e ´SANANDUVA. Na BR 101, trecho entre OSÓRIO e MAQUINÉ foi totalmente interrompido e causou congestionamento de três quilômetros. Segundo os organizadores do protesto, cerca de duas mil famílias gaúchas estão ameaçadas de perder um total de 48 mil hectares.

Mesmo com um ritmo desacelerado, a recuperação do cantor NETINHO continua a todo vapor. Segundo a assessoria de imprensa do músico, já na próxima semana ele deverá deixar a UTI do hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, e ir para a Unidade Semi-Intensiva. Com a melhora clínica e laboratorial, ele já realiza sessões de fisioterapia. Internado desde o fim de abril, NETINHO não tem previsão de alta médica.

BETH CARVALHO teve de ser transferida para a UTI do Hospital PRÓ-CARDÍACO, no RIO, ontem, por conta de uma gripe. Tudo não passou de um susto, de acordo com seu empresário. “É uma questão de precaução. BETH está bem, lúcida e assistindo à televisão”, disse AFONSO CARVALHO ao site EGO, completando que ela deve voltar para o quarto em breve. BETH está internada desde agosto do ano passado, quando passou por uma cirurgia para colocar dez pinos na coluna, como forma de sustentação às costas da artista, que sofre de um problema no sacro (osso localizado na região lombar). O procedimento foi bem-sucedido, mas BETH não recebeu alta. O estado de saúde da cantora é estável. A filha da sambista, LUANA CARVALHO, minimizou o caso. “Ela está bem. Não sei por que tanto alarde”, reclamou. Internada há mais de nove meses, BETH não perdeu o bom humor, recebendo visitas de ZECA PAGODINHO e ARLINDO CRUZ. Ela ainda gravou uma participação no CD da sobrinha, LUCIANA CARVALHO, em um estúdio montado no quarto. No entanto, BETH não pôde participar do desfile da ACADÊMICOS DO TATUAPE, que a homenageou no Carnaval deste ano – LUCIANA a representou no ANHEMBI.

A enfermeira DEBBIE ROWE, mãe biológica de PARIS JACKSON, não pretende disputar a guarda da filha do meio de MICHAEL JACKSON com a avó da menina, KATHERINE. Segundo o site TMZ, mesmo após a tentativa de suicídio de PARIS, DEBBIE não acha que seria produtivo separar a garota dos dois irmãos, PRINCE e BLANKET, que vivem com a avó. Porém, DEBBIE tem visitado bastante a mansão de KATHERINE e passado muito tempo ao lado dos filhos.    

O deque de um bar em MIAMI (EUA) desabou ontem à noite quando os freqüentadores assistiam a uma partida da série final da NBA. Cerca de cem pessoas caíram nas águas da BAÍA DE VIZCAÍNA. Três ficaram gravemente feridas e outras 21 foram levadas para hospitais da região. O TENENTE IGNATIUS CARROLL, do Departamento de Bombeiros de MIAMI, chegou a dizer que as autoridades não tinham certeza se todos os que caíram conseguiram sair da água. Depois foi confirmado que ninguém morreu no acidente. O deque teria caído quando torcedores do MIAMI HEAT comemoravam uma cesta no jogo contra o SAN ANTONIO SPURS.

Um pequeno avião de passageiros com três pessoas a bordo “entrou” em um hangar enquanto taxiava em um aeroporto da CALIFÓRNIA. Autoridades da cidade de CHINO disseram que ninguém se machucou no incidente, que está sendo investigado. O piloto aparentemente perdeu o controle durante um teste de motor no ENCORE JET CENTRE.  

A ANATÓLIA, agência de notícias estatal turca, informou hoje que 73 militares sírios – incluindo 7 generais e 20 coronéis – desertaram com suas famílias em busca de refúgio na TURQUIA. Segundo a agência, o grupo de 202 pessoas chegou à cidade fronteiriça de REYHANLI e foi levado para um campo de refugiados que abriga militares que abandonaram o Exército sírio.
Hoje, a Coalizão Nacional SÍRIA recebeu com “satisfação” a decisão dos EUA de armar os rebeldes. Em comunicado, a principal aliança da oposição Síria afirmou que a medida “deveria ser estratégica e decisiva para dar fim à violência e alcançar uma solução política que contemple as aspirações dos sírios”. “Foi um passo importante”, disse a CNS, em nota.

Milhões de iranianos foram às urnas hoje escolher o próximo presidente da República Islâmica, enquanto o líder supremo, aiatolá ALI KHAMENEI, incentivava a população a votar, referindo-se à eleição como mais uma batalha contra os EUA. Segundo KHAMENEI, o comparecimento dos iranianos nas seções de voto desacreditava o argumento de WASHINGTON de que as eleições no país são uma fraude.
As urnas fecharam às 23 horas de TEERÃ (15:30 horas em BRASILIA), cinco horas a mais do que havia sido inicialmente previsto. A extensão do horário de funcionamento das seções eleitorais seria uma tentativa de ampliar o comparecimento, mas não foi divulgada informação sobre quantos iranianos votaram. A contagem dos votos foi iniciada logo após o fechamento das urnas.
Cerca de 50 milhões de eleitores iranianos poderiam escolher entre seis candidatos à sucessão de MAHMOUD AHMADINEJAD. Se nenhum deles tiver mais de 50% dos votos válidos, a disputa irá para o segundo turno. A eleição de hoje foi a primeira para presidente desde a reeleição de AHMADINEJAD, em 2009, quando acusações de fraude levaram milhões de iranianos às ruas na maior onda de protestos do país desde a revolução islâmica. Eleitores compareceram hoje em grande número às seções eleitorais, apesar da opção limitada entre os candidatos com maior chance de vencer – um moderado e três conservadores linha-dura.

A juíza venezuelana MARÍA LOURDES AFIUNI ganhou hoje liberdade condicional. De acordo com a determinação da Justiça, ela deverá se apresentar a um tribunal a cada 15 dias, não poderá deixar a VENEZUELA, nem falar com a imprensa sobre o seu caso. AFIUNI foi presa em 2009, após mandar soltar um banqueiro acusado de corrupção pela promotoria chavista. Desde 2011, ela estava em prisão domiciliar em razão de problemas de saúde. A juíza AFIUNI é um dos símbolos usados pela oposição venezuelana para denunciar o domínio do chavismo sobre o Judiciário. Ela passou mais de um ano em uma prisão feminina de CARACAS, onde teria, segundo seu advogado, sido violentada, sofrido ameaça de morte e torturas.   

2 014    :     -   SÁBADO
Os últimos dias passaram muito depressa. As atividades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e os jogos da COPA DO MUNDO fazem com que tenhamos uma enxurrada de notícias e isso toma nossa atenção, mesmo que não notemos esse dinamismo do dia-a-dia.
Com isso, as anotações sistemáticas que faço de minhas memórias sofrem um certo atraso. Neste sábado procuro atualizar esse quadro.

O Diário Oficial deste sábado está publicando:
Transferindo para reserva “ex officio”, nos termos do artigo 18, inciso IX, do Decreto-lei 260/70, acrescido pelo artigo 2º da Lei 3.404/82, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07, vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, e artigo 3º, “caput”, § 2º, da Lei Complementar 1.150/11, com os proventos integrais, contando
com mais de 30 anos de serviço e 5 anos no posto de Cel PM, a contar de 16-6-14, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 790536-0 José Luiz Sanches Valentin – Gab Cmt G – São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-1317/14 - Pr. 4.691.809/14).
JOSÉ LUIZ SANCHES VALENTIN nasceu em 31 de agosto de 1962. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO. Foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 2004. Promovido a TENENTE-CORONEL em 29 de novembro de 2008. Alcançou o posto de CORONEL em 14 de junho de 2009.

FORTALEZA (Reuters) - A Costa Rica surpreendeu o Uruguai em Fortaleza e conquistou uma vitória emocionante por 3 x 1, de virada, no jogo de abertura do Grupo D da Copa do Mundo neste sábado.
O Uruguai, semifinalista há quatro anos, liderou o primeiro tempo após marcar um gol de pênalti com Edinson Cavani, mas o segundo tempo foi todo da Costa Rica.
Dois gols em quatro minutos mudaram a partida. Aos 8 minutos, Joel Campbell empatou em um forte chute de perna esquerda e pouco depois Oscar Duarte mergulhou de cabeça após cruzamento para fazer 2 x 1.
Marcos Urena marcou o terceiro, a seis minutos do fim, levando a Costa Rica a conquistar sua primeira vitória sobre o Uruguai após nove tentativas em todas as competições.
Para completar o dia ruim do Uruguai, Maximiliano Pereira foi expulso nos acréscimos ao acertar um chute em Campbell.
Completam o Grupo D as seleções de Inglaterra e Itália.
(Reportagem de Ossian Shine)

Atualização de status
De Flávia Cristina Costa Pivatto
Pesquisa Sensus: Aécio encosta em Dilma. Diferença no segundo turno cai para 5,1%.
A nova pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre 26 de maio e 4 de junho mostra que a presidenta Dilma Rousseff caiu 1,8% em relação ao levantamento anterior, passando de 34% para 32,2% das intenções de voto, num cenário em que os chamados candidatos nanicos também são colocados. Trata-se de uma queda no limite da margem de erro de 1,4%.
 
A pesquisa que ouviu cinco mil eleitores em 191 municípios de 24 Estados também mostra a tendência de crescimento da principal candidatura da oposição. Segundo o levantamento, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) saltou de 19,9% para 21,5%, também no limite da margem de erro. “As variações não são grandes, mas são significativas na medida em que traduzem uma migração de votos para a oposição”, diz Ricardo Guedes Ferreira Pinto, diretor do Sensus.
Nos cenários de segundo turno, a última pesquisa ISTOÉ/Sensus confirma o crescimento da oposição. Numa eventual disputa de Dilma com Campos, a diferença a favor da presidenta que era de 14,4% em maio, caiu para 10,6% no início de junho. Com Aécio a queda é de 6,7% para 5,1%. Um resultado que surpreendeu as lideranças do PT. Isso porque nas últimas semanas a presidenta privilegiou agendas em Minas. Este ano, Dilma esteve sete vezes no reduto de Aécio, duas delas no último mês. Também passou por São Paulo, o principal bunker do PSDB e maior colégio eleitoral do País. A maior presença da presidenta no Sudeste, porém, não foi suficiente para mudar o cenário eleitoral. A pesquisa ISTOÉ/Sensus revela que na região o preferido pelo eleitor é o tucano, com 29,7% dos votos, contra 24,8% de Dilma.
A última pesquisa ISTOÉ/Sensus traz uma outra variação importante quando avalia a atuação do governo. Pelo levantamento, o índice de eleitores que julgam a gestão de Dilma como positiva saltou de 29,6% para 34,2%. O problema é que o número de pessoas que classifica a gestão como péssima cresceu de 31,9% para 34,6%. Diminuiu o percentual daqueles que consideram o governo regular (34,2% no início de maio e 29,1% no começo de junho). “Os dados mostram que há uma radicalização. Ou seja, o eleitor ama ou odeia o governo e isso é ruim para a candidatura da situação”, diz Guedes.
“A pesquisa mostra um cenário favorável à oposição. A leitura conjunta da tendência de queda da presidenta com a radicalização em torno da aprovação ou não de sua gestão indica que o eleitor não visualiza na candidatura do governo a esperança de mudança”, diz Ricardo Guedes. O diretor do Sensus, porém, avalia que após a Copa as tendências tendem a se consolidar. Hoje, segundo a pesquisa, 56,9% dos eleitores estão interessados na eleição. Depois do Mundial de futebol esse número será bem maior

Guilherme Schneider

No aguardado duelo entre as potências europeias, a tetracampeã Itália levou a melhor e venceu em sua estreia
As expectativas se confirmaram e a Arena da Amazônia recebeu com muito calor e umidade um jogo igualmente quente dentro de campo. A Itália derrotou a Inglaterra por 2 a 1, na primeira rodada do Grupo D, com gols de Marchisio e Balotelli. Daniel Sturridge descontou para os ingleses. O 'Grupo da Morte' confirmou também que será um dos mais emocionantes até o final da competição. Após a vitória por 3 a 1 da Costa Rica sobre o Uruguai, a vitória italiana pôs fogo no grupo, em especial para a Inglaterra, que poderá ser eliminada já na próxima rodada em caso de novo tropeço.
Na próxima rodada, a Inglaterra enfrenta o Uruguai na quinta-feira (19/6) na Arena Corinthians, às 16h (horário de Brasília), em jogo que pode definir a eliminação de uma campeã mundial. No dia seguinte a Itália enfrenta a surpreendente Costa Rica, na Arena Pernambuco, às 13h.
Jogo quente na 'sauna' de Manaus: Os 30º graus de temperatura somados à grande umidade da capital do Amazonas eram uma das maiores preocupações dos ingleses antes da Copa do Mundo. No entanto, ambos os times sofreram por igual e mostraram disposição durante o primeiro tempo. Antes da bola rolar a surpresa ficou por conta de Buffon. O experiente goleiro italiano não se recuperou em tempo e deu lugar para Sirigu, do Paris Saint-Germain. A Inglaterra começou melhor e assustou os torcedores italianos logo aos 3 minutos. Foi quando Sterling arriscou de fora da área com muita força, e viu a bola balançar as redes de Sirigu, mas pelo lado de fora. Muito torcedores posicionados no lado oposto chegaram a gritar gol. A Itália rapidamente passou a ter a maior posse de bola, e ganhou a simpatia da maioria dos torcedores brasileiros. Sempre que possível gritos de 'olé' eram entoados enquanto italianos trocavam passes. A Inglaterra cresceu a partir dos 20 minutos, tentando valorizar mais a posse de bola no meio de campo. Aos 23, Welbeck desceu em velocidade pela direita e cruzou para Sturridge. Antes do atacante do Liverpool tocar de cabeça, o zagueiro Barzagli cortou com categoria e mandou para escanteio. O primeiro grande momento italiano veio aos 34 minutos, quando após cobrança de escanteio da direita, Pirlo fez um corta luz para Marchisio. O camisa 8 italiano arriscou completamente livre da intermediária e acertou o canto esquerdo de Hart. Belo gol italiano. 1 a 0. Porém, quando parecia que a Inglaterra sentiria o golpe, o resultado foi exatamente o contrário. A resposta foi imediata, e aos 37 minutos Sterling achou Rooney na esquerda. O atacante cruzou com precisão para a segunda trave para a chegada de Sturridge, que de bate pronto à la Romário na Copa de 1994 deixou tudo igual. 1 a 1. A Itália quase foi em vantagem para o vestiário no intervalo. Foi quando Mario Balotelli recebeu na esquerda, fintou Hart, e encobriu com categoria o goleiro. Jagielka salvou de cabeça em cima da linha, o que seria um golaço do atacante italiano. Brilha a estrela de 'Super Mario': A Itália voltou a frente do marcador logo no início do segundo tempo, quando Candreva cruzou da esquerda na medida para Mario Balotelli. O 'Super Mario' entrou em velocidade e cabeceou de dentro da pequena área na segunda trave. 2 a 1 para Itália. Em sua terceira Copa do Mundo, o atacante Wayne Rooney veio para o segundo tempo disposto a marcar o seu primeiro gol em um mundial. Aos 8 minutos o jogador inglês arrancou em velocidade da partir do meio de campo, e arriscou chute rasteiro cruzado ao chegar na entrada da grande área. Aos 16 minutos Rooney teve uma oportunidade melhor ainda, quando recebeu de Barklev e ficou completamente livre dentro na grande área. O atacante parou, pensou, mas chutou para fora, desperdiçando grande chance. A Inglaterra mostrava maior perigo nas bolas paradas. Aos 31 minutos Baines cobrou falta da intermediária por cima da barreira, obrigando Sirigu a fazer grande defesa. Aos 39 minutos foi a vez do capitão Gerrard arriscar uma cobrança de falta perto da grande área. Mas a bola subiu bastante, e não assustou o goleiro italiano. As 41, o até então incansável Rooney arriscou de esquerda da altura de meia lua, e novamente a bola subiu muito. A Itália soube administrar bem o peso da estreia, e segurou as ações ofensivas da Inglaterra, que no final da partida cansou. Foi a vez de Pirlo, no alto de seus 35 anos,  mostrar sua genialidade e cobrar uma falta no travessão de Hart, que apenas observou. Aos 49 minutos a Itália por pouco não se aproveita da defesa inglesa, bastante aberta. Foi quando  Cahill salvou no mano a mano jogada contra Imobile, que descia com liberdade. Vitória merecida italiana, em um grupo que a Costa Rica lidera momentaneamente.
Ficha técnica: Inglaterra 1 x 2 Itália - 14 de junho de 2014 (19h),  Arena Amazônia, Manaus, Amazonas - Público: 39.800
INGLATERRA: Hart; Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Henderson (Wilshere), Gerrard, Welbeck (Barkley), Sterling e Rooney; Sturridge (Lallana).
ITÁLIA: Sirigu; Darmian, Barzagli, Paleta e Chiellini; Marchisio, De Rossi, Verratti (Thiago Motta) e Pirlo; Candreva (Parolo) e Balotelli (Immobile).
Árbitro: Björn Kuipers (HOL) - Gols: Marchisio (35); ; Sturridge (37); Balotelli (50) -

Ficha técnica: Colômbia 3 x 0 Grécia.

FICHA TÉCNICA: COLÔMBIA 3 X 0 GRÉCIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 14 de junho de 2014, sábado
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
Público: 57.174 pessoas
Cartões amarelos: (Colômbia) Sanches (Grécia) Papastathopoulos, Sapingidis
Gols:
Colômbia: Armero, aos cinco minutos do primeiro tempo; Gutierrez, aos 12 e Rodriguez aos 47 minutos do segundo tempo
COLÔMBIA: Ospina; Zapata, Yepes, Sanches e Armero (Arias); Zuniga, Aguilar (Mejia), James Rodriguez e Cuadrado; Ibarbo e Gutierrez (Martinez)
Técnico: José Pékerman
GRÉCIA: Karnezis; Maniatis, Manolas, Kone (Karagounis) e Torosidis; Katsouranis, Papastathopoulos, Cholevas e Sapingidis 

O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta manhã para apagar o fogo num veículo em chamas na Rua GASPAR RODRIGUES, na altura do número 219, no bairro da ÁGUA RASA, zona oeste da capital. O carro estava estacionado e começou a pegar fogo. As chamas atingiram mais de dois metros de altura. Há a suspeita de que o incêndio foi criminoso, porque no local foi encontrado um frasco com gasolina. O caso foi encaminhado ao 56º DP.

Um grupo de integrantes de um movimento de trabalhadores sem-teto invadiu e ocupou hoje um prédio particular na região da Avenida PAULISTA, segundo informações da Polícia Militar. O prédio, no número 917 da Rua PAMPLONA, estaria abandonado. Integrantes do MPL deram apoio à invasão. Segundo a PM, cerca de 50 pessoas participaram da ocupação.

Um acidente envolvendo três carros e uma van deixou seis mortos na Rodovia CAMILO PRÍNCIPE DE MORAES, entre PORANGABA e CESÁRIO LANGE, no interior de SÃO PAULO, ontem à noite. Segundo a Polícia Rodoviária, quatro das seis vítimas eram jovens com idade entre 17 e 21 anos. O acidente aconteceu por volta das 23 horas, quando um GOLF cruzou a rodovia na altura do quilômetro 65.

O ajudante de pedreiro ARMANDO PEREIRA DE SOUZA, de 27 anos, foi preso em flagrante depois de matar a facadas a companheira BRUNA MARIA DOS REIS, de 23 anos, no JARDIM SÃO LUÍS, na zona sul da capital. O crime aconteceu ontem à tarde. SOUZA perseguiu a vítima, que havia fugido de MINAS GERAIS para SÃO PAULO. O casal, que estava junto havia nove anos e tinha uma filha de 4 anos, morava na cidade de ITAÚ DE MINAS (MG). Após o abandono do lar pelo companheiro, BRUNA veio para SÃO PAULO ficar na casa do pai. Inconformado, SOUZA veio atrás dela. Na tarde de ontem, sexta-feira, o ajudante de pedreiro abordou a ex-companheira e os dois foram juntos a uma agência bancária para que ele sacasse dinheiro para ela. No caminho, os dois se desentenderam e SOUZA atacou BRUNA com uma faca no pescoço e nas costas. A jovem chegou a ser socorrida no Hospital do CAMPO LIMPO, também na zona sul, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia encontrou a arma do crime jogada na rua e conduziu o ajudante de pedreiro ao 92º Distrio Policial, no PARQUE SANTO ANTÔNIO.
SOUZA foi transferido para a carceragem do 101º DP do JARDIM DAS IMBUIAS, onde permanece detido. Segundo o delegado responsável pelo caso, o suspeito será transferido para um Centro de Detenção Voluntária na segunda-feira, dia 16.

O PSDB confirmou hoje o senador AÉCIO NEVES (MG) como o candidato do partido à Presidência da República nas eleições de outubro. O nome de AÉCIO foi anunciado durante convenção nacional tucana realizada na capital paulista. O vice de AÉCIO, no entanto, ainda não foi definido e deverá ser anunciado até o fim do mês.
Estiveram presentes no evento lideranças do PSDB como o ex-governador JOSÉ SERRA, que foi o candidato tucano nas eleições presidenciais de 2000. SERRA, antes cotado para compor chapa com AÉCIO, descartou ser vice do mineiro e deverá se candidatar em 2014 a uma vaga no Senado ou na Câmara. Também participaram da convenção os governadores GERALDO ALCKMIN (SP), BETO RICHA (PR), MARCONI PERILLO (GO) e TEOTÔNIO VILELA (AL), além do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e do senador ALOYSIO NUNES (SP).
Ao discursar para os colegas e aliados, AÉCIO NEVES atacou o governo da petista DILMA ROUSSEFF, que vai concorrer à reeleição, e afirmou que a estabilidade econômica e os programas sociais da administração do PT tiveram início na gestão de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. “Criamos os primeiros programas de transferência de renda e benefícios sociais, aquilo que se tornou depois o Bolsa Família”, destacou o tucano, segundo o qual o PSDB transformou “a realidade brasileira de forma permanente com o PLANO REAL”, referindo-se ao plano econômico criado durante a gestão de FHC. O ex-presidente criticou DILMA e mencionou a recente onda de protestos em todo o país. “As pessoas cansaram de impunidade, de enganação, de mentira, de distanciamento do governo com o povo. O BRASIL precisa de um líder jovem”, destacou FERNANDO HENRIQUE.

A convenção do PMDB paulista confirmou hoje PAULO SKAF, presidente da FIESP, como o candidato do partido ao governo do Estado neste ano. O vice de SKAF na disputa também já está definido: é JOSE ROBERTO BATOCHIO, do PDT. Com o anúncio, o PMDB, aliado do PT, no governo federal, quebra a aliança entre as siglas no Estado de SÃO PAULO. PAULO SKAF vai concorrer nas eleições de outubro com o petista ALEXANDRE PADILHA, cuja candidatura será anunciada no domingo, na capital paulista.       

Quatro vezes deputado federal e duas vezes secretário municipal de Saúde de SÃO PAULO, EDUARDO JORGE foi anunciado hoje como o candidato do PV à Presidência da República. O anúncio aconteceu durante convenção do PARTIDO VERDE realizada em BRASÍLIA. Ex-fundador do PT, do qual se desfiliou em 2003, EDUARDO JORGE disse que seu eventual governo será focado no debate de ideias. “A gente espera que a população possa dialogar com a gente”. Nas eleições de 2010, o representante do PV na corrida presidencial foi a ex-senadora MARINA SILVA, que teve quase 20 milhões de votos e hoje é vice na chapa com EDUARDO CAMPOS.

PASTOR EVERALDO será o candidato do PSC à Presidência da República neste ano. Seu nome foi anunciado durante convenção nacional e estadual do Partido Social Cristão na Assembléia Legislativa de São Paulo, na capital. No encontro, a sigla também confirmou o apoio ao tucano GERALDO ALCKMIN na disputa pela reeleição ao governo paulista. “O governo atual é ausente, omisso e incompetente. Nenhum brasileiro aguenta mais”, discursou PASTOR EVERALDO durante a convenção, dirigindo suas críticas à administração da presidente DILMA ROUSSEFF. O candidato também disse que sua candidatura representa mais do que a comunidade evangélica.

A presidente DILMA ROUSSEFF cancelou a sua ida ao encontro de amanhã, na capital de SÃO PAULO, que irá oficializar o lançamento da candidatura petista do ex-ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA ao Palácio dos Bandeirantes. Segundo a assessoria de DILMA, ela alterou sua agenda a fim de se preparar para um encontro com ÂNGELA MERKEL, a chanceler da ALEMANHA. Por outro lado, o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deverá estar presente na convenção de amanhã do PT. Hoje, durante evento na Assembléia Legislativa, o PC do B oficializou o seu apoio à candidatura de PADILHA ao governo de SÃO PAULO.

FICHA TÉCNICA
COSTA DO MARFIM 2 X 1 JAPÃO
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Data: 14 de junho de 2014, sábado - Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (CHI) - Assistentes: Carlos Astroza (CHI) e Sérgio Roman (CHI).
Cartões amarelos: Bamba e Zokora (Costa do Marfim); Yoshida e Morishige (Japão).
Gols: Costa do Marfim: Bony, aos 18 minutos do segundo tempo, e Gervinho, aos 20 minutos do segundo tempo
Japão: Honda, aos 15 minutos do primeiro tempo.
COSTA DO MARFIM: Boubacar; Aurier, Zokora, Bamba e Boka (Djakpa); Tioté, Serey Die (Drogba) e Yaya Touré; Gervinho, Kalou e Bony (Ya) - Técnico: Sabri Lamouchi
JAPÃO: Kawashima; Uchida, Yoshida, Morishige e Nagatomo; Yamaguchi e Hasebe (Endo); Okazaki, Honda e Kagawa (Kakitani); Osako (Okubo) - Técnico: Alberto Zaccheroni

A atriz ANGELINA JOLIE foi condecorada com a ORGEM DE SÃO MIGUEL E SÃO JORGE, no 88º aniversário da rainha ELIZABETH II da INGLATERRA. O título é um reconhecimento da luta de JOLIE contra estupros em guerras, tema da conferência que a estrela promoveu em LONDRES, na última semana. Outros atores também foram honrados, como o irlandês DANIEL DAY-LEWIS, nomeado CAVALEIRO, e a inglesa MAGGIE SMITH, DAMA. “Receber uma condecoração ligada à política internacional é muito importante para mim”, disse JOLIE. 
XXXXX