segunda-feira, 4 de abril de 2016

PT e LULA envolvidos em Assassinatos - completo

COMUNAS DO PT DIZEM QUE INVADIRÃO SUAS CASAS. ISSO COM APROVAÇÃO DA PRESIDENTE!!!!!!! MEUS AGRADECIMENTOS AO CORONEL PM TOGNETTI

Comunas do PT dizem que invadirão suas casas. Isso com aprovação da PresidentA

Entrada
x

PT e LULA envolvidos em Assassinatos - completo

AMANTE DE LULA É CONDENADA

NÃO POSSO ACREDITAR QUE O GOVERNADOR QUEIRA PREJUDICAR A PMESP. A PLC 257/2016 É UMA EXCRESCÊNCIA, UM ABSURDO! EM TROCA DA BESTEIRA QUE A PRESIDENTE DILMA FEZ EM DELAPIDAR O PAÍS, VAMOS PREJUDICAR AS PMs????????

HOJE NO PALÁCIO DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO ESTIVEMOS LUTANDO CONTRA A POSSÍVEL VOTAÇÃO DA PLC 257/2016 QUE ENTRARÁ EM VOTAÇÃO AMANHÃ NO CONGRESSO NACIONAL , PROJETO ESTE PARA TIRAR DIREITOS DOS TRABALHADORES DO SETOR PÚBLICO DOS ESTADOS, O GOVERNO FEDERAL PARA SALVAR SUA PELE APRESENTOU PROJETO PERDOANDO AS DÍVIDAS DOS ESTADOS, EM TROCA OS GOVERNADORES CONGELARÃO OS SALÁRIOS POR MAIS 2 ANOS, MUDA REGRAS DE APOSENTADORIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS RETIRA O 13 SALÁRIO ENTRE OUTRAS COISAS FIQUEI  MUITO FELIZ DE VER MUITAS SECRETARIAS PRESENTES OBRIGADO A TODOS QUE COMPARECERAM DANDO SUA COTA DE SACRIFÍCIO.

2 DE ABRIL DE 2016 - SÁBADO


D  I  A        D  O  I  S        DE       A  B  R  I  L      D  E       2016      -       S  Á  B  A  D  O.
79 anos, três meses e 6 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 268º DO ANO 66º - MÊS 9º
57 anos e 301 dias na PMESP.
57 anos e 52 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 559 dias – 493 852 horas.
52 anos e 209 dias da DECLARAÇÃO A ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 22 dias da Promoção ao Posto de Coronel – 336 meses e 22 dias.
10 306 dias CORONEL – 24 anos e 110 dias na reserva.
4 anos e 270 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 855-260 576                         10 306-247 320                                      10 571-252 852.
DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL. Consagrado à memória do poeta contista e romancista HANS CHRISTIAN ANDERSEN, nascido na DINAMARCA no dia 2 de abril de 1805. Ele é conhecido como o primeiro escritor para crianças.

DIA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA. Nasceu em 1416. É o padroeiro dos marinheiros. Um dia, os barqueiros se recusaram a levar SÃO FRANCISCO DE PAULA para atravessar o estreito de MEDINA. Estendendo seu manto pelas águas, ele atravessou o canal. Ingressou no convento dos franciscanos aos 13 anos. Ele deu início à Ordem dos Eremitas de SÃO FRANCISCO. Fundador da Ordem dos MÍNIMOS, ele foi célebre por sua santidade, pelos milagres que praticou e pelas profecias que fez sobre o futuro da igreja. Em 1454 foi construído o mosteiro da Ordem, em CONSENZA. Morreu aos 91 anos, em PLESSIS. É o padroeiro dos marinheiros. Foi canonizado doze anos depois de sua morte.

291 a. nasce GIACOMO CASANOVA, na PÁSCOA, em 2 de abril de 1725. Foi no campo SAN SAMUELE – na paróquia onde antes TICIANO abrira seu ateliê – que a criança balbuciou as primeiras palavras. Os pais, ambos comediantes, “incendiavam os palcos” do teatro SAN SAMUELE.
Fascinado pela nobreza, CASANOVA insinuaria mais tarde que ele era, na realidade, o filho de um GRIMANI. Sua mãe, GIOVANNA FARUSI, conhecida como ZANETTA, não era feia, é verdade, e gostava de seduzir. Mas, apesar das escapadelas e simpatias genealógicas, a história apenas reconheceu um pai legítimo para CASANOVA: GAETANO, filho de sapateiro e saltimbanco, que faleceu muito cedo. Em 1733, GAETANO CASANOVA sucumbiu  brutalmente, sob o olhar do filho, à “incompetência desatenta de um médico”. A morte do pai não fez com que CASANOVA se sentisse mais solitário do que já estava até então. A criança morava desde seu nascimento com MARZIA FARUSI, a avó. Continuaria, portanto, a viver ali até deixar a casa para começar seus estudos, em 1734.
Em PÁDUA, nasceu outro homem. E esse segundo nascimento foi creditado a um amigo da família, o poeta libertino ZORZI ALVISE BAFFO. BAFFO se aproximou de CASANOVA de maneira paternal, apaziguava suas angústias, aguçava seu raciocínio e satisfazia sua imaginação. Ele o estimulou a seguir DEUS. Com o título de doutor no bolso, CASANOVA voltou a VENEZA. Por incrível que possa parecer, recebeu tonsura (1740) e ordens menores (1741) do patriarca da cidade – rituais católicos de entrada na vida eclesiástica. Por sua devassidão, CASANOVA foi rapidamente preso por fraude. Durante alguns dias, ficou confinado ao forte SANTO ANDRÉ. Libertado, foi para ROMA, onde se tornou protegido do cardeal ACQUAVIVA, que tentou lhe ensinar sabedoria e comedimento. Em vão, Entre CORFU e CONSTANTINOPLA, ele trocou o pano branco bento que recobre o pescoço e os ombros do padre (amito) pela baioneta e, assim que voltou a VENEZA, foi “arranhar” como violonista na orquestra do teatro de SAN SAMUELE.
CASANOVA e seus vis camaradas iam da impertinência à torpeza. À noite, sem escrúpulos, alertavam parteiras, médicos e padres, pedindo-lhes que fossem à cabeceira de uma parturiente, de um doente ou de um moribundo. Eles se divertiam também ao desviar as gôndolas de seu curso ao longo do Grande Canal e, nos péssimos estabelecimentos que freqüentavam, agrediam os devassos e coagiam as prostitutas.
CASANOVA tornou-se um senhor rico ao cuidar do senador, Senhor de BRAGADIN, de uma crise de apoplexia. De improviso, tornou-se médico. Aplicou a mais charlatanesca de todas as trapaças. CASANOVA transformou-se em filho adotivo de BRAGADIN.
Nas alcovas e cassinos que abundavam em VENEZA, CASANOVA se divertia numa libertinagem faustosa. Convivia com o embaixador da FRANÇA, o futuro cardeal de BERNIS, que, como ele, “possuía o grau supremo da arte de amar”. Acusado de ateísmo e prática da cabala, CASANOVA foi preso por ordem dos inquisidores. No alvorecer de 24 de julho de 1755, MESSER GRANDE irrompeu em seu quarto para conduzi-lo aos PLOMOS, uma prisão inexpugnável. Mas, em 25 de agosto, o guardião LORENZO BASADONNA lhe anunciou uma mudança de cela, para uma mais clara e nova. Na noite de 31 de outubro para 1 º de novembro de 1756, CASANOVA se encontrava sobre o ponto mais proeminente do teto. Em uma hora, ele atravessaria a PIAZZETTA. Depois de sua fuga, CASANOVA tornou-se verdadeiramente um errante pelos quatro cantos da EUROPA (HOLANDA, SUÍÇA, FRANÇA, RÚSSIA). Mas sua reputação muito freqüentemente o precedia: a INGLATERRA o condenou, a POLÔNIA o desprezou e a ÁUSTRIA, verdadeiramente, o expulsou. Ele também sentiu necessidade de se reaproximar de VENEZA, aonde chegou em 14 de setembro de 1774, depois de 18 anos de exílio. Por uma singular reviravolta da história, o tribunal dos Inquisidores – aquele mesmo que havia pouco tempo o perseguia – o contratou durante alguns anos como agente secreto. Mas ele publicou muitos libelos contra o patriciado veneziano, que o hostilizou abertamente. Em 1783, abandonou para sempre sua pátria. Foi na BOÊMIA, no castelo do conde de WALDSTEIN-WARTENBERG, que CASANOVA terminou seus dias.  
224 a. uma emenda governamental de 2 de abril de 1792 regulava a cunhagem do dólar nos ESTADOS UNIDOS. Dois séculos depois, ele se tornava a moeda mais forte do mundo. Em 1914, lastreado ao padrão ouro, transforma-se na moeda dos ESTADOS UNIDOS – antes, cada Estado tinha a moeda que quisesse. A data seria o marco para um processo iniciado muito antes. O dólar serviu de padrão monetário durante todo o século XX. Em 1948, após a reforma monetária alemã, um novo marco entra em circulação, substituindo o dinheiro do REICH, o REICHSMARK. Em pouco mais de dez anos, a moeda conseguiria se transformar num dos lastros mais fortes de toda a EUROPA – a ponto de muitos alemães fazerem forte oposição ao euro. Em 1985, o iene, moeda japonesa, reflete o sucesso da economia do país e sofre uma das maiores valorizações da sua história. Ele passa a competir diretamente com o dólar nas transações financeiras internacionais. Em 1999, entram em circulação as primeiras cédulas e moedas emitidas pela Comunidade Européia. Todos os integrantes do grupo seguem o mesmo lastro. A diferença está no reverso de cada moeda, caracterizado de acordo com o país de origem.
211 a. nasce o escritor infantil HANS CHRISTIAN ANDERSEN. Ele é autor de clássicos como o “PATINHO FEIO”, “SOLDADINHO DE CHUMBO”, “PEQUENA SEREIA”, entre outros textos que encantam até hoje os jovens leitores. Nasceu na pequena ODENSE, em 1º de abril de 1805, na DINAMARCA, filho de um pobre sapateiro e de mãe lavadeira. Ainda menino, quando tinha apenas 11 anos, perdeu seu pai. Aos 15 anos, mudou-se para COPENHAGUE com a finalidade de tentar seguir a carreira de ator ou de bailarino. Não deu certo, mas graças ao apoio do primeiro tenor do Teatro REAL da DINAMARCA, GIUSEPPE SIBONI, o autor de “O SAPO” e “PATINHO FEIO” conseguiu entrar na Escola REAL DE CANTO E BAILADO, onde aprendeu a ler e a escrever. Começou a criar peças para o teatro e conseguiu uma bolsa de estudos no exterior. Na ITÁLIA, em especial na atmosfera cultural do CAFFÉ GRECO, de ROMA, encontrou seu verdadeiro talento: escrever para crianças. Os textos de ANDERSEN –cerca de 160 contos e seis romances, além de poesias– retratam as dificuldades da infância, a luta pela sobrevivência, sempre em tom poético, mesclando fantasia e tristeza. Faleceu em 1875.
A EDITORA MELHORAMENTOS lançou, em 2004, para os DUZENTOS ANOS do nascimento de ANDERSEN, a coleção “CONTOS DE ANDERSEN”.
176 a. nasce o escritor ÉMILE ZOLA. Filho único de FRANCESCO ZOLA, um italiano que vivia em AIX-EM-PROVENCE, onde trabalhava na construção de um canal, e de ÉMILIE-AURÉLIE AUBERT, nasce em PARIS, em 2 de abril de 1840 (a revista HISTÓRIA VIVA publica como data de seu nascimento, 10 de abril de 1984, na edição de número 35, em setembro de 2006. Nessa data, estão anotados em minhas memórias alguns dados referentes ao escritor). Seu pai tinha 44 anos quando, em uma de suas viagens a PARIS, conheceu ÉMILIE, que ainda não completara vinte anos. O menino mal conheceu o pai; em 1847 FRANCESCO faleceu. Sozinha e com grande sacrifício, a mãe procurou equilibrar o orçamento doméstico e fazer com que o filho estudasse. Aos doze anos, no COLLÈGE BOURBON, tornou-se amigo do futuro grande pintor impressionista PAUL CÉZANNE. Quando o rapaz atingiu a maioridade, partiu com a mãe para PARIS, onde, graças a um amigo da família, conseguiu um emprego na alfândega. O salário não era muito bom, porém o mais penoso era ter de ficar preso no escritório. Além disso havia outro problema sério: o jovem não conhecia ninguém em PARIS. Assim, sua única distração era escrever, para os amigos que deixara em AIX, longas queixas sobre a necessidade de ganhar a vida. Nem a promoção a comissário da alfândega conseguiu entusiasmá-lo. Vivia sonhando com a natureza, as flores, os pássaros e as mulheres: enfim, a vida fora do escritório. E, de tanto sonhar, um dia descobriu que não poderia mais suportar “aquele mundo de comissários estúpidos”. Largou tudo e foi morar em um sótão, alimentava-se de pão com alho e óleo, à maneira dos boemios da época. Só não pensava em deixar PARIS. Sentia que possuía talento literário, estava disposto a lutar para obter sucesso, e as probalidades de consegui-lo eram maiores na capital. Em dezembro de 1859 concluía sua primeira obra em prosa, AS COSTUREIRINHAS DE PROVENÇA. Continuava, porém, desconhecido e insatisfeito. Ele mesmo costumava dizer: “Ser sempre desconhecido é chegar a duvidar de si; nada engrandece os pensamentos de um autor como o sucesso”. Enquanto a fama não vinha, distraia-se de várias maneiras: discutia literatura, escrevia poemas sob a influência de seus ídolos românticos, sonhava com o futuro e ainda encontrou tempo para se apaixonar por ALEXANDRINE MÉLEY, com quem se casaria em 1870. Em 1862, com o objetivo de se aproximar um pouco mais do mundo literário, começou a trabalhar na EDITORA HACHETTE. Ali seu progresso foi rápido: logo tornou-se chefe de publicidade. Tinha um bom salário e a oportunidade de tomar contato com os escritores mais famosos da época. Por outro lado, aos poucos foi descobrindo que a literatura também era um comércio e que o valor de uma obra, em si, não bastava para imortalizar um autor sem ajuda de publicidade. Enquanto trabalhava para vender os livros dos outros, ZOLA escrevia também o seu: CONTOS PARA NINON. Abandonara a poesia, pois a experiência lhe havia ensinado que os versos não vendiam bem. Recusado inicialmente por três editores, o manuscrito foi afinal publicado em 1864, e recebeu boa acolhida da crítica, embora não despertasse grandes polêmicas. Mas isso não importava. O fundamental era trabalhar muito para aumentar a renda e fazer-se conhecido. Ás dez horas diárias não lhe bastavam: ZOLA ainda escrevia artigos para o PETIT JOURNAL e para o SALUT PUBLIC, de LYON, além de redigir A CONFISSÃO DE CLAUDE, publicado em 1865. O livro foi bem recebido pela crítica, mas, como o anterior, não suscitou polêmicas. E ZOLA sabia que as polêmicas eram úteis ao sucesso de um escritor. Por outro lado, começou a sentir que a HACHETTE lhe roubava um tempo precioso. Assim, no início de 1866, deixou o emprego para dedicar-se à literatura. Trocou o romantismo de seus anos de adolescência pelo realismo. Em 1867 começou a elaborar THÉRÈSE RAQUIN, “um grande estudo fisiológico e psicológico”. Entretanto, logo teve de interromper o trabalho para atender a uma encomenda: escrever o romance – folhetim OS MISTÉRIOS DE MARSELHA. Apesar de não ganhar muito dinheiro com essa obra, com essa publicação ZOLA passou a ser conhecido em toda a região meridional da FRANÇA. Durante mais de dois anos ZOLA imaginou o projeto de seu nova obra. Um trabalho de muito fôlego composto de vários romances ligados entre si. Começou então a elaborar a HISTÓRIA NATURAL E SOCIAL DE UMA FAMÍLIA SOB O SEGUNDO IMPÉRIO: OS ROUGON-MACQUART. O ano de 1870 surgia com ilimitada fé na ciência e no progresso, e parecia propiciar uma tarefa desse tipo. Depois de convencer o editor CHARPENTIER a financiar o projeto, o romancista afastou-se do mundo. Depois de viver enfiado nas bibliotecas por mais de um ano, terminou a coleta de dados, foi para casa e começou a criar. Não teria abandonado a mesa de trabalho não fosse a guerra franco-prussiana, em 1870, que o obrigou a refugiar-se em BORDEAUX. Quando terminou o sítio dos inimigos, voltou a PARIS. Mas em março do ano seguinte estourava a revolta dos operários, a COMUNA. No meio de toda a agitação, míope e com um caderninho nas mãos, o escritor anotava tudo. Sua atitude despertou suspeitas, e ele acabou sendo preso pelos revoltosos. “Mas eu sou ÉMILE ZOLA”, protestou, “antigo republicano. Meus livros foram perseguidos pelo império! Sou um jornalista!” Seus protestos convenceram os líderes revolucionários, que o libertaram no dia seguinte. Mal deixou a cela, contudo, foi novamente preso, dessa vez pelos homens do governo. Soltaram-no graças à intervenção de GUSTAVE SIMON, filho do estadista JULES SIMON. Ao sair da prisão, declarou: “A única coisa que me consola é não existir um terceiro governo que me mande prender amanhã”. Enquanto a revolução continuava lá fora, dentro de casa o escritor continuava seu trabalho. Apesar de todas as interferências, em 1871 apareceram os dois primeiros volumes da série: A FORTUNA DOS ROUGON e A PRESA. ZOLA estava ansioso por conhecer a opinião do público. Ficou preocupado ao notar uma reação negativa, e indignou-se quando teve notícias de que até cartas de denúncias estavam sendo enviadas ao procurador da República. Sua indignação, porém, só serviu para piorar as coisas: a publicação em folhetim A PRESA foi suspensa, sob acusação de obscenidade. Isso era demais para um autor que se considerava sério e puro. Sua defesa apareceria algum tempo depois no ensaio DA MORALIDADE NA LITERATURA. Até 1876 publicou mais quatro volumes: O VENTRE DE PARIS, A CONQUISTA DE PLASSANS, O CRIME DO ABADE MOURET e SUA EXCELÊNCIA EUGÈNE ROUGON. Estava com 36 anos e com uma enorme capacidade criadora. A crítica já acolhia com interesse suas obras. Entretanto, ainda não era um romancista de sucesso. Em 1876 saiu A TAVERNA em folhetim, transformado em livro no ano seguinte, em dois volumes. Apesar de todas as críticas, o sucesso foi tão grande que, em poucas semanas, ÉMILE ZOLA se transformou no mais célebre escritor francês. O sucesso do romance não ficou apenas em frases elogiosas. O editor CHARPENTIER reformulou os termos do contrato, para favorecer o escritor. Os jornais disputaram as obras seguintes de ZOLA, oferecendo fortunas para publicá-las em folhetim. Com todo esse dinheiro, o romancista comprou uma casa em MÉDAN, e, enquanto os leitores ainda discutiam A TABERNA, ZOLA começou a elaborar um novo livro, em estilo completamente diverso. Mas, como ele mesmo previra UMA PÁGINA DE AMOR, de 1878, acabou decepcionando um público que cada vez mais desejava narrativas violentas. O único consolo pelo fracasso foi a constante presença de um grupo de autores em sua casa. Dessas reuniões surgiu em 1880 OS SERÕES DE MÉDAN, com um conto de cada escritor; o de ZOLA chamava-se O ATAQUE DO MOINHO. Nesse mesmo ano pôs-se a preparar um novo romance, NANÁ, em que descrevia a vida de uma cortesã. O sucesso foi enorme, sobretudo pelo tema ousado e pela criação realista dos personagens, Entretanto, como o escândalo havia sido responsável por grande parte desse êxito, os ataques vieram de maneira redobrada. Os que haviam elogiado A TABERNA, por mostrar as fraquezas dos meios operários, rejeitaram NANÁ por denunciar os males de outras camadas sociais. Em 1882 publicou PANELADA, e nos dois anos seguintes mais dois volumes da série dos ROUGON: À FELICIDADE DAS DAMAS e A ALEGRIA DE VIVER. Este tinha como tema a luta do grande comércio contra as pequenas lojas. Para escrever GERMINAL, publicado em 1885, ZOLA não se satisfez com a simples busca de documentos. Foi passar alguns meses numa região mineira. Morou em cortiços, bebeu cerveja e genebra nos botequins e desceu ao fundo do poço para observar de perto o trabalho dos operários. Aos poucos foi se familiarizando com o meio onde viviam. Descobriu as principais doenças causadas pela mineração. Sentiu o problema dos baixos salários, o sacrifício dos mineiros, a gota que cai com uma regularidade incrível sobre o rosto deles, a dificuldade de empurrar uma vagoneta por um corredor estreito, o drama do salto na escuridão que eles têm de dar para poderem sobreviver. A obra obteve enorme repercussão. Apesar de revelar um universo que muita gente não queira ver, GERMINAL é um livro tão poderoso que consagrou ZOLA como um dos maiores escritores de todos os tempos. No ano seguinte, 1886, lançou A OBRA e começou a escrever A TERRA, romance ambientado no campo, no qual pretendia pintar a vida dos camponeses, tal como fizera com os operários em GERMINAL. Publicado em 1887, A TERRA logo transformou ZOLA num alvo de críticas violentas. Acusaram-no de indecente e de haver caluniado os camponeses. Os adversários do naturalismo não lhe davam folga. Em 1888 o escritor conheceu JEANNE ROZEROT, jovem de vinte anos com quem teve uma ligação amorosa, que resultou num casal de filhos. Nesse ano publicou O SONHO, obra em que demonstrou sua enorme facilidade de passar de temas violentos para assuntos mais amenos. Dois anos depois terminou A BESTA HUMANA. Cansado da série OS ROUGON-MACQUART, os novos romances foram empobrecendo. Assim, os três últimos romances, publicados entre 1891 e 1893 – O DINHEIRO, A DERROCADA e O DOUTOR PASCAL – já não têm a força dos anteriores. Quando terminou OS ROUGON-MACQUART, ZOLA estava com 53 anos. Havia escrito vinte romances, em 31 volumes, com 1.200 personagens. Podia dar-se ao luxo de descansar. Mas ele queria continuar criando. O projeto da próxima obra já estava pronto: AS TRÊS CIDADES, título que englobaria os romances LOURDES, ROMA e PARIS, publicados entre 1894 e 1898. Em 1894 o capitão do Estado–Maior do Exército ALFRED DREYFUS foi condenado à prisão perpétua na ILHA DO DIABO, na GUIANA FRANCESA, acusado de haver entregue à ALEMANHA documentos referentes à defesa nacional, um crime que não tinha cometido. As cartas que o capitão enviava do presídio gritavam por sua inocência com firmeza e convicção. O caso tornou-se público. Três anos mais tarde ZOLA foi passar o inverno em PARIS e tomou conhecimento de certos documentos relativos ao processo. Entusiasmou-se. Era a primeira vez, após trinta anos de literatura, que sentia uma motivação para agir muito superior à paixão por criar. Era preciso reparar a injustiça cometida diante de todo um povo. O acaso acabou decidindo a maneira de entrar em ação: num passeio por PARIS ZOLA encontrou-se com o diretor do jornal LE FIGARO. Os dois conversaram sobre o caso e chegaram a mesma conclusão: DREYFUS era inocente. Pouco depois o jornal publicava um artigo do escritor referindo-se ao anti-semitismo (DREYFUS ERA JUDEU). No dia 14 de dezembro de 1897 ZOLA redigiu CARTA À JUVENTUDE, em que fez um apelo para que os jovens lutassem pela revisão do processo. ZOLA atacava, os adversários revidavam. Num artigo do PETIT JOURNAL, chegaram a colocar em dúvida a honra do seu pai. Com uma tiragem de mais de um milhão de exemplares, o jornal espalhava a mentira e o ódio nas vilas mais longínquas. Mesmo as pessoas que estavam convencidas da inocência do CAPITÃO DREYFUS continuavam caladas. ZOLA, entretanto, não se deixou assustar. Em janeiro de 1898, publicou no AURORE a famosa carta J´ACCUSE (EU ACUSO), endereçada ao presidente da República. FÉLIX FAURE. Nela denunciava todas as partes obscuras do processo. A publicação abalou PARIS. O escritor foi condenado a um ano de prisão e obrigado a pagar fiança. A única solução era sair da FRANÇA. ZOLA então partiu para a INGLATERRA, onde começou a compor FECUNDIDADE, o primeiro de seus QUATRO EVANGELHOS. Só retornou a PARIS para assistir à revisão do processo de DREYFUS. O capitão foi condenado novamente, e ZOLA, num artigo violentíssimo, fez explodir toda sua indignação. Finalmente, em 1899, DREYFUS foi libertado. E o romancista, por ter sido um dos grandes responsáveis por essa vitória, recebeu um convite de editores ingleses para escrever sobre o caso. No entanto, recusou, pois julgava o fato de interesse exclusivamente francês.  Em 1901 as associações operárias organizaram um banquete para festejar a publicação de seu segundo evangelho, TRABALHO, e para homenageá-lo por sua atuação no caso DREYFUS. Em agosto do ano seguinte terminou a redação de VERDADE, o terceiro evangelho. No mês seguinte foi a PARIS. O apartamento desabitado havia alguns meses estava bastante úmido. ZOLA ligou o aquecedor e adormeceu ao lado da esposa. À noite ALEXANDRINE acordou com o corpo extremamente fatigado, Cambaleando, sentindo um mal-estar geral, chegou até o banheiro e vomitou. Quando voltou ao quarto, viu ZOLA já acordado. Contudo, os dois não conseguiam conversar, pois ele também se sentia mal. Tentou levantar-se, mas perdeu os sentidos. ALEXANDRINE esforçou-se para ajudá-lo, mas desmaiou também. Somente às nove horas da manhã do dia 29 de setembro é que os empregados decidiram arrombar a porta do quarto. ALEXANDRINE foi transportada imediatamente para uma clínica e se salvou. ZOLA, entretanto, morreu asfixiado pelo gás do aquecedor. Não houve tempo para que escrevesse o último dos quatro evangelhos: JUSTIÇA. Seu corpo foi enterrado em 5 de outubro no Cemitério de MONTMARTE, com honras nacionais. Seus restos mortais foram transferidos para o PANTEÃO em 1908.        
224 a. nasce FRANCISCO DE PAULA SANTANDER, no dia 2 de abril de 1792, militar colombiano, que foi presidente da República do seu país.
162 a. começa a circular em PARIS o semanário O FÍGARO, em 2 de abril de 1854.
160 a. do município de COTIA. Foi emancipado em 2 de abril de 1856.
144 a. morre SAMUEL MORSE, norte-americano inventor do telégrafo, em 2 de abril de 1872, aos 80 anos. Fez fama e fortuna com a invenção do telégrafo elétrico e do código MORSE. O também professor de artes investiu grande esforço e dinheiro para criar e patentear o revolucionário aparelho. Já na velhice, preocupava-se com o risco de a sua obra ser atribuída ao cientista JOSEPH HENRY, que o ajudou em importantes descobertas.
131 a. as tropas da GUATEMALA são derrotadas pelo Exército de EL SALVADOR em CHALCHUAPA, às margens do RIO DA PAZ, em 2 de abril de 1885. O GENERAL BARRIOS, presidente da GUATEMALA, morre em combate.
122 a. nasce o escritor FERNANDO DE AZEVEDO em 2 de abril de 1894. Falece em 17 de setembro de 1974.
118 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR de 2 de abril de 1898: a Secretaria da Agricultura solicitou ao cônsul geral do BRASIL em BUENOS AIRES, a remessa de sementes de trigo para experiência da cultura neste Estado.
A Companhia Carril Agrícola FUNILENSE foi autorizada por ato de ontem a abrir ao tráfego provisório somente para passageiros, no trecho compreendido entre a GUANABARA e a chave do FUNIL.
Deixa muito a desejar o serviço do correio ambulante no BRASIL, sendo raro o assinante de jornais de qualquer de nossas estações da estrada de ferro que receba com regularidade os números eu lhes são expedidos.
Na Rua GALVÃO BUENO, perto da BARÃO DE IGUAPE, desabou hoje um prédio em construção. As paredes laterais juntaram-se na aluição e soterraram três homens que trabalhavam na abertura de um fosso. Dois dos trabalhadores perderam a vida e o terceiro conseguiu escapar.
RIO – Continuam em LONDRES a oscilar os títulos dos empréstimos brasileiros que estão com a tendência para baixa.
O câmbio abriu a 6, frouxo, descendo a 5 31/32.
115 a. nasce João Negrão em 2 de abril de 1901 na cidade de São Paulo e falece em 31 de maio de 1978 também na Capital.
Sua carreira foi repleta de feitos gloriosos. De 1947 a 1950, no posto de coronel, chefiou a Casa Militar do Governo Paulista, depois de uma carreira luminosa no Corpo de Bombeiros, Batalhão de Guardas, Regimento de Cavalaria e Quartel General. Entretanto, foi como aviador da Força Pública, exímio piloto do Campo de Marte, que Negrão se destacou.
111 a. do abandono dos russos à linha defensiva que tinham estabelecido à margem do rio TUME, na fronteira com a CORÉIA, em 2 de abril de 1905. O governo imperial chinês mostrou-se contra à reunião da Conferência Internacional pra fixar as bases da paz entre a RÚSSIA e o JAPÃO. A chancelaria chinesa receiava que essa conferência provocaria complicações emprevistas.
106 a. nasce o médium FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER em 2 de abril de 1910. Em comemoração aos 100 anos de CHICO XAVIER, em 2010, os cinemas de todo o BRASIL exibem as imagens da vida e obra do Mineiro do Século, incentivando-nos á fratenidade, graças aos profissionais que de dedicaram ao projeto, que investiram na rua realização. O filme “CHICO XAVIER” dirigido por DAINEL FILHO – renomado profissional do cinema brasileiro – protagonizado por NELSON XAVIER, ator talentoso, de grande expressão, é uma homenagem à memória daquele a quem tanto devemos a divulgação do Espiritismo, caridade sem igual. Trata-se de uma adaptação da trajetória daquele que viveu durante 92 anos entre nós, responsável por mais de 400 obras psicografadas, e um exemplo ímpar de dovotamento ao próximo. GIOVANNA ANTONELLI, LETÍCIA SABATELLA, ANA ROSA, TONY RAMOS, CHRISTIANE TORLONI, CÁSSIA KISS, JEAN PIERRE NOHER, ÂNGELO ANTÔNIO, LAURA CARDOSO, PAULO GOULART, GIULIA GAM e demais atores completam a equipe de “CHICO XAVIER”.
106 a. RODOLPHO MIRANDA, ministro da Agricultura do BRASIL, teve notícia de que tem aumentado o consumo de café nas principais cidades da EUROPA.
105 a. Senhor Doutor RENATO ZAMITH, inspetor agronômico, regressou de SOCORRO em 2 de abril de 1911. Nessa cidade ministrou instruções sobre os processos de extinção de formigueiros. Aquele funcionário demorou-se alguns dias em SOCORRO, tendo iniciado o serviço de extinção dos terríveis insetos em terrenos da municipalidade e particulares. O Doutor ZAMITH seguirá para AMPARO.
104 a. O português MANUEL DO NASCIMENTO, de 22 anos, quando trabalhava ontem no HORTO BONICO, onde reside, foi mordido no pé direito por uma cobra jararaca. NASCIMENTO foi logo transportado na ambulância para a SANTA CASA para ser tratado. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 2 de abril de 1912).
102 a. nasce ALEC GUINESS, ator britânico, em 2 de abril de 1914.
101 a. nasce FRANCISCO DE PAULA QUINTANILHA RIBEIRO em 2 de abril de 1915.
  99 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: o Congresso dos ESTADOS UNIDOS vota a favor da entrada do país na guerra junto às forças aliadas, em 2 de abril de 1917.
  96 a. Exército alemão entra em RUHR para por fim às atividades do Exército Vermelho nesta área, em 2 de abril de 1920.
  89 a. criação do PRESÍDIO MILITAR “ROMÃO GOMES” em 2 de abril de 1927. Até a década de 1950, era um presídio que acolhia acusados de crimes políticos de modo geral. Hoje, recebe somente policiais militares e ex-policiais que foram expulsos ou demitidos antes mesmo de serem julgados. O presídio tem até selo de qualidade (ISSO 9001), obtido em 2005. A última fuga de que se tem notícia aconteceu em 2004. Desde 2007, não há registros de reincidência. Antes de obter o selo de qualidade, na década de 1990 a unidade chegou a ter mais de 500 presos. Naquela época abrigava também ex-PMs. Em reportagem para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, em 28 de junho de 2009, o TENENTE-CORONEL PM ABARÉ VAZ DE LIMA, comandante do Presídio, disse que “Aqui dentro, todos são tratados igualmente, seja qual for o crime do acusado”, para ele o presídio, com sua organização e disciplina, é o único do Estado que de fato consegue reeducar seus detentos. Desde dezembro de 2008, os salários dos policiais presos são suspensos e a família passa a receber o auxílio-reclusão durante o período de cárcere. Antes, o PM poderia receber até dois terços do salário quando respondia a processos na Justiça Militar.
  89 a. nasce o jogador de futebol húngaro, FERENC PUSKAS, o artilheiro  e líder  que encantou os aficcionados do futebol  na COPA DO MUNDO 1954, em 2 de abril de 1927.
  86 a. nasce OSMAN PÉREZ FREIRE, compositor chileno, em 2 de abril de 1930.
  83 a. estabelecido no MÉXICO o DIA DO LIVRO, no 50º aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, no dia 2 de abril de 1933.
  77 a. nasce o cantor americano MARVIN GAYE em 2 de abril de 1939. Morre assassinado pelo próprio pai no dia 2 de abril de 1984.
  70 a. um maremoto arrasa as costas das ilhas ALEUTIANAS, no ALASKA, na zona ocidental dos ESTADOS UNIDOS, e das ilhas do HAWAI, causando a morte de 300 pessoas, em 2 de abril de 1946.
  69 a. Conselho de Segurança da ONU concede aos ESTADOS UNIDOS a administração das ilhas CAROLINAS, PALAOS, MARSHALL e MARIANAS, que eram, anteriormente, administradas pelo JAPÃO, em 2 de abril de 1947.
  68 a. entra em vigor o PLANO MARSHALL para a EUROPA, no dia 2 de abril de 1948.
  67 a. o texto do Tratado do Atlântico Norte é aprovado no dia 2 de abril de 1949.
  57 a. invasores procedentes de CUBA, guiados por ROBERTO ARIAS, desembarcam na costa caribenha do PANAMÁ, mas são vencidos pelas tropas deste país, em 2 de abril de 1959.
  52 a. das anotações feitas em 2 de abril de 1964 (quinta-feira). ANO 14º- MÊS 9º - DIA 268º - 5 anos e 302 dias na FORÇA PÚBLICA – 209 dias como ASPIRANTE – 196 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A primeira notícia que recebo nessa manhã é a posse do senhor RANIERI MAZZILI na Presidência da República, pois o senhor JANGO GOULART abandonou o poder, fugindo para o RIO GRANDE DO SUL, onde fora reunir-se com o senhor LEONEL BRIZOLA, outro comunista reconhecido. Diz-se que o senhor JANGO GOULART pedirá asilo no URUGUAI.
Também nesta manhã o Comandante NÓBREGA conta-me eu o Presidente OSCAR WERNECK, do C.S.C.S (CENTRO SOCIAL DOS CABOS E SOLDADOS), da FORÇA PÚBLICA, assinou um manifesto em data de ontem expressando-se solidário ao senhor JANGO GOULART. O gozado é que esse soldado foi transferido para o BATALHÃO DE GUARDAS no início da confusão e hoje já passa a ausente do quartel.
A data é tranquila para nós do BG. Nosso almoço é realizado na Unidade e não como ontem (Serviço de Subsistência causando confusão tremenda, terminando a refeição às 16:30 horas).
À tarde sai o pagamento. Na FIF recebo CR$9812123,00 para pagamento da Companhia de Comando (126 integrantes). Depois é que o TENENTE CRISCIBENE apareceu para tomar as rédeas do pagamento. Ajudo-o e conseguimos efetuar 69 somente. Tivemos de recolher à FIF mais de quatro milhões de cruzeiros.
Com o TENENTE CRISCIBENE janto na Cantina por volta das 19:30 horas. Comandante NÓBREGA libera os componentes da Companhia de Comando e 2ª Companhia. Dessa maneira deixo o BG depois das 20:30 horas.
Em meu lar sou recebido por esfusiante demonstração de alegria, tanto por parte de minha mulher como das crianças. MARIA estava assustada com as notícias que tem ouvido pelo rádio e assistido pela televisão.
A televisão, nesta noite, transmite pela Rede Brasileira da Liberdade. O salão vermelho dos CAMPOS ELÍSEOS recebeu o nome de Quartel General da Resistência Democrática. Com os repórteres MURILO ANTUNES ALVES, JOSÉ CARLOS DE MORAIS, KALIL FILHO e MAURÍCIO LOUREIRO GAMA temos as reportagens sobre os discursos dos senhores MIGUEL REALE, JUIZ TINOCO BARRETO, AURO SOARES DE MOURA ANDRADE, Vice-governador LAUDO NATEL e doutor ADHEMAR PEREIRA DE BARROS, governador. Parece que o triunfo está assegurado.
Nessa noite recebe-se com júbilo a notícia que o senhor JANGO GOULART deixou o BRASIL, refugiando-se em MONTEVIDEÚ. Os principais líderes comunistas estão presos e serão submetidos a julgamento por crimes cometidos contra a Segurança Nacional.            
  51 a. do registro de meus apontamentos relacionados com o 2 de abril de 1965 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 9º - DIA 267º - 6 anos e 302 dias na FORÇA PÚBLICA - 314 dias como 2º TENENTE - 562 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Neste começo de mês éramos para receber um novo comandante - CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS - que já comandou o BG em 1963. Acontece que as datas vão se passando e o MAJOR ALOÍSIO BORGES continua como comandante interino.
No BG temos apenas uma novidade: o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ entrou de férias  no dia 31 de março e o 2º TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA está comandando a 1ª Companhia.
O dia 2 de abril é usado, na FIF, para a montagem do balancete do mês de março. A reunião do Conselho de Administração deverá ser feita na 2ª feira, dia 5.
Como almoxarife, recebo 50 carabinas calibre 22 e 5000 cartuchos. MAJOR ALOÍSIO BORGES aprecia esse novo armamento de nylon.
Hoje passo uma data relativamente folgada, tendo, inclusive, jogado futebol de salão. Com a situação normalizada, encerrada mais uma Prontidão, desde ontem, vamos encerrando também uma semana de atividades.
Após a aula para as praças, deixo o BG, chegando em casa antes das 17 horas. A sexta-feira apresenta alguns programas bons de televisão, sobressaindo aquele que recebe o título de QUINTA DIMENSÃO. Neste dia temos o caso intitulado O MUTANTE. Trata-se de uma expedição que parte para um planeta desconhecido e ali um dos seus componentes é apanhado por uma chuva radioativa, transformando-se.
Minha esposa segue com interesse as novelas: O MESTIÇO, com HELIO SOUTO, ANA ROSA, VIDA ALVES, PATRÍCIA MAYO, ELIAS GREISER e outros.
A INDOMÁVEL e O CARA SUJA - A novela TERESA já terminou e agora essa é a nova coqueluche do horário. Hoje passa o segundo capítulo.   
  50 a. do casamento de meu irmão CARLOS com MARLY, em 2 de abril de 1966.
  50 a. das minhas anotações de 2 de abril de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 9º - DIA 266º - 7 anos e 302 dias na FORÇA PÚBLICA - 679 dias como 2º TENENTE - 11º DIA EM TRÂNSITO.
Hoje é uma data significativa para a família VENTURA, visto o enlace matrimonial de meu irmão CARLOS com a senhorita MARLY RIBAS. Portanto, a familia reunir-se-á em POÁ, onde o evento terá lugar O casamento no civil será na parte da manhã, enquanto que o religioso está marcado para às 18 horas.
Meu pensamento é rumar para POÁ logo após o almoço, depois que a viagem de carro deu em nada. Assim é que durante a manhã permaneço em meu lar, sossegadamente, ao lado de minha esposa e filhos.
Depois da refeição, apronto-me e deixo minha casa às 14 horas. Tendo sorte com as viagens de ônibus, consigo tomar o trem das 15:15 horas, na estação ROOSEVELT.
Chego em casa de meus pais quando são 16 horas passadas. Encontro-me com o CLÓVIS, parente de minha mãe, que também viajou no mesmo trem que eu. Converso com TIA LOURDES e encontro meus pais atarantados com os preparativos da festa. Meu irmão, um tanto cansado, permanecia deitado, conservando forças para os momentos seguintes.
São mais de 17 horas quando começam a chegar os parentes de SÃO PAULO. Num primeiro carro, chegam EDMUNDO VENTURA, sua esposa e dona HIDÊ. Em seguida, senhor CARDOSO, dona JÚLIA, DINEI e seu noivo e JULINHA (cunhada de meu primo ROBERTO). Num terceiro carro, TIA MANOELA, prima NAIR, Senhor FERREIRA e o filhinho de minha prima (o MAURÍCIO, que tem apenas 11 meses de idade).
Às 18 horas, rumamos para a Igreja NOSSA SENHORA DE LOURDES. Vou com o MIGUEL COMITRE, que foi colega de meu irmão no ginásio e que é nosso conhecido há muito tempo.
Sem grandes pompas, transcorre o casamento religioso. A Igreja está repleta de parentes e conhecidos das duas famílias: VENTURA e RIBAS. Os irmãos da MARLY são os padrinhos.
É um momento ansiosamente esperado pelos noivos e também pelos pais dos mesmos. Viam-se nos olhos de meus pais lágrimas de emoção e contentamento.
Depois do enlace matrimonial, os noivos preparam-se para a viagem, visto que irão passar a lua de mel em RIO CLARO. Há então um acontecimento um tanto estranho. Os parentes dos RIBAS e conhecidos vão festejar o casamento na residência dos pais da noiva e os da família VENTURA, por sua vez, vão comemorar o evento na casa de meus pais. Em todo caso, não quero entrar em detalhes, pois assim quiseram as duas famílias. Mas causa espécie.
Além das pessoas já citadas acima, estão em casa de meus pais: TIAS LOURDES e ANTONIETA, Senhor RODOLFO, primo VALTER, senhor AUGUSTO e sua esposa, doutor ESPIRIDIÃO, dona GABRIELA e dona BIQUITA, EDUARDO (amigo do meu irmão, do Banco do Brasil).
Pouco depois, quando são 20 horas, CARLOS e MARLY rumam para RIO CLARO, tendo como motorista do carro o tio da noiva, o JOSÉ RIBAS.
A festa transcorre feliz e animada até quase 22 horas. Aos poucos nossos parentes vão deixando a casa de meus pais, principalmente aqueles que moram em SÃO PAULO.
O CLÓVIS toma o trem das 22:24 horas, sendo que acompanho esse parente até a estação. TIA LOURDES e TIA ANTONIETA, dona GABRIELA e dona BIQUITA ficam até o fim.
O sábado marca algo indelével na mente daqueles que assistiram o casamento, principalmente os da família, É uma data maravilhosa para os jovens nubentes. Meus pais estão felicíssimos. Vou pernoitar na casa de meus pais, visto que já está tarde para viajar e amanhã ser uma data em que estou tranquilo.   
  48 a. primeira grande ação da RAF (ROTTE ARMEE FRAKTION – FRAÇÃO DO EXÉRCITO VERMELHO, em alemão) foi o incêndio de uma loja de departamentos em FRANKFURT, em 2 de abril de 1968, justificado pelos autores como um “ato de oposição extraparlamentar à ordem política e social da República Federal da Alemanha”. Dois dias depois, a polícia prendeu os responsáveis, entre eles ANDREAS BAADER e GUDRUN ENSSLIN. A socióloga ULRIKE MEINHOF defendeu o ataque na revista de esquerda KONKRET e ingressou nas fileiras do grupo. A partir daí, a RAF ficou popularmente conhecida como “BAADER-MEINHOF”. Em 1970, passou em definitivo para a clandestinidade. Para arrecadar fundos para a organização, seus intergrantes assaltaram bancos e realizaram atentados à bomba contra imóveis do governo americano, escritórios das linhas aéreas israelenses, residências de juízes alemães e propriedades governamentais.
  48 a. nasce o ex-jogador de futebol CHARLES FABIAN FIGUEIREDO SANTOS em SALVADOR no dia 2 de abril de 1968. Passou pelos seguintes clubes: BAHIA (1988 a 1991); CRUZEIRO (91 e 92); BOCA JUNIORS-ARG (1992); GRÊMIO (1993); MÁLAGA-ESP (1994); FLAMENGO (1995) e BAHIA (1996 a 2000). Títulos: Campeonato Baiano (1988/1989). Campeonato Brasileiro (1988). Supercopa Sul-Americana (1991) e Campeonato Gaúcho (1993). Em 1º de julho de 1989, torcedores que foram ver a vitória do BRASIL sobre a VENEZUELA por 3 a 1 lançaram pedras e laranjas no treinador SEBASTIÃO LAZARONI, vaiaram o Hino Nacional, levaram faixas pretas ao estádio e queimaram bandeiras brasileiras. Tudo por causa de CHARLES. Na época, o atacante tinha 21 anos e havia acabado de ser um dos destaques da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 pelo BAHIA. E todos em SALVADOR queriam ver o ídolo local com a camisa da Seleção nos três primeiros jogos da COPA AMÉRICA. Ele foi convocado, treinou, mas foi cortado por LAZARONI na véspera do jogo. E a reação da torcida baiana foi inevitável.  CHARLES encerrou a carreira aos 31 anos.  Em 2005, conquistou o título de campeão baiano de juniores pelo BAHIA, como treinador.
  47 a. morre DWIGHT EISENHOWER, general e ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 2 de abril de 1969.
  45 a. nasce o jogador de futebol EDMUNDO. EDMUNDO ALVES DE SOUZA NETO no RIO DE JANEIRO em 2 de abril de 1971. Teve uma infância pobre na cidade de NITERÓI, no RIO. Foi criado pela avó CANDINHA, já que seus pais trabalhavam o dia inteiro. Estudou até a metade da quinta série e largou a escola para se dedicar ao futebol. Desde os oito anos já treinava no VASCO e passou por todos os estágios até aparecer nacionalmente na década de 1990. Antes disso, passou pelas categorias de base do BOTAFOGO, onde foi artilheiro do time, mas foi expulso do clube por ficar pelado na janela da concentração, se mostrando para as meninas. Apelidado de “ANIMAL”, estreou no jogo CORINTHIANS 1 x VASCO 4, no dia 26 de janeiro de 1992 (ele jogava pelo VASCO). Em 1993, chamou a atenção do PALMEIRAS, que auxiliado pelo dinheiro da PARMALAT, tirou EDMUNDO do VASCO. No VERDÃO, o “ANIMAL” viveu grandes momentos na sua carreira, quando faturou dois Paulistas e dois Brasileiros, em um time recheado de estrelas. Foi também no ALVIVERDE onde começaram as polêmicas. Em uma delas, EDMUNDO ficou preso no quarto de um hotel no EQUADOR, em 1995, após chutar a câmera de um cinegrafista depois de um jogo pela LIBERTADORES. Depois, fracassou no FLAMENGO e no CORINTHIANS. Na passagem pelo RUBRO-NEGRO, após sair de uma boate, causou um acidente de trânsito que matou três pessoas do outro veículo. Em 1997, o “ANIMAL” voltou a brilhar ao conquistar o BRASILEIRÃO pelo VASCO, além de terminar o campeonato como artilheiro e melhor jogador. O excelente desempenho lhe rendeu uma transferência para o FLORENTINA, da ITÁLIA, que não foi bem aproveitada. A partir daí, EDMUNDO começou a peregrinar por vários times, entre eles aquele que o revelou. Houve uma história de amor e ódio com o VASCO, clube que ele cobra salários atrasados até hoje na Justiça. O craque fez uma explosiva parceria de ataque com ROMÁRIO no clube cruzmaltino, mas os dois brigaram e só fizeram as pazes anos depois. Em 2005, teve uma curta aventura no NOVA IGUAÇU, do interior do RIO, onde participaria de um projeto social. Depois foi contratado pelo FIGUEIRENSE, com a missão de ser a estrela maior do clube catarinense e mostrar um pouco do brilho que até hoje deixa saudades em palmeirenses e vascaínos. TÍTULOS: BRASILEIRO (1993,1994 e 1997), RIO-SÃO PAULO (1993), PAULISTA (1993 e 1994), CARIOCA (1992). Foi recordista de gols em um único jogo do CAMPEONATO BRASILEIRO (seis na vitória de 6 a 0 sobre o UNIÃO SÃO JOÃO, em 1997). CLUBES: VASCO (1992,1993,1996/1997 e 1999/2000), PALMEIRAS (1993 a 1995), FLAMENGO (1995), CORINTHIANS (1996),  FIORENTINA (1998), SANTOS (2000), CRUZEIRO (2001/2002), NAPOLI (2001), URAWA RED-JAPÃO (2002/2003), FLUMINENSE (2004), NOVA IGUAÇU e FIGUEIRENSE (2005). Ele costuma dizer que cada partida é uma a menos em sua carreira. De jogador de temperamento explosivo e declarações polêmicas, mas com habilidade fora do comum com a bola nos pés, EDMUNDO é uma verdadeira mania entre os seus torcedores que, se pudessem, pediriam para o clube imortalizar a camisa sete. E EDMUNDO, quer dizer o ANIMAL, grito forte quando ele está no PARQUE ANTÁRTICA, sabe como retribuir o carinho. “Todos nós estávamos com saudade da torcida e agradecemos o apoio”, disse o ANIMAL, exaltando que a torcida foi a energia fundamental para fazer o time correr e derrubar o FLAMENGO no dia 8 de outubro de 2006, o que não acontecia, pelo CAMPEONATO BRASILEIRO, desde 1998. Nesse dia, EDMUNDO marcou o segundo gol e, em seguida, fez a jogada que terminou no terceiro gol, marcado por PAULO BAIER no 3 a 1 contra o FLAMENGO. O gol foi o milésimo tomado pelo FLAMENGO na história do BRASILEIRO e também o de número 134 de EDMUNDO na competição. Falta um tento para ele alcançar ZICO e se tornar o terceiro maior artilheiro do torneio.
No dia 2 de abril de 2007 EDMUNDO comemorou 36 anos sem festa e nem o tradicional banho de farinha e ovos. O ANIMAL marcou 11 gols no CAMPEONATO PAULISTA – dez deles nos últimos oito jogos – e pode se tornar o artilheiro mais velho da competição desde 1929. À sua frente, só tem SOMÁLIA, do SÃO CAETANO, com 12 gols, FINAZZI, da PONTE PRETA, tem os mesmos 11. Mas nem por isso há motivos para comemorar. Depois da derrota contra o SÃO PAULO, o atacante criticou o banco de reservas palmeirense e cobriu de elogios o elenco do rival.  
No dia 13 de maio de 2007 foi o maior jogador em campo, na estréia do CAMPEONATO BRASILEIRO. Jogando pelo PALMEIRAS, fez dois gols contra o FLAMENGO, colaborando muito para a vitória do seu time, por 4 a 2.     
  45 a. no dia 2 de abril de 1971, deixa o 11º BPMM o 1º TENENTE PM LEÃO GONÇALVES PEREIRA, apresentado à 8ª COMPANHIA INDEPENDENTE.
  45 a. nasce o jogador de futebol DENER em 2 de abril de 1971.
  43 a. do programa da rádio BANDEIRANTES, O PULO DO GATO. O jornalístico é comandado por JOSÉ PAULO DE ANDRADE desde o início, em 2 de abril de 1973. O “PULO DO GATO” é líder absoluto de audiência. É conhecido por “acordar São Paulo” e pelo miado do gato, marca registrada do programa. ZÉ PAULO é um dos jornalistas mais conhecidos da cidade e acaba de completar 40 anos na BANDEIRANTES. O comunicador começou onze anos antes, primeiro como radioescuta e, logo em seguida, no plantão esportivo da rádio América, quando essa emissora pertencia ao Grupo Bandeirantes. Chegou a ser chefe do departamento de jornalismo da BANDEIRANTES. Nos anos 80 também eu comandava o “BAND CIDADE”, na TV. 
  42 a. falece o ex-presidente da FRANÇA, GEORGES POMPIDOU, em 2 de abril de 1974.
  37 a. das anotações feitas em 2 de abril de 1979: nesta segunda-feira o meu motorista é o PM LUSCRI. No CPChq faço um contato com os batalhões sobre o Núcleo de Formação de Soldados.
MAJOR PM JOÃO VARGAS FILHO prepara-se para passar a função de Chefe do Estado Maior ao TENENTE-CORONEL PM CLODOMIRO PASCHOAL, amanhã.
Apresento minha informação ao Cmt RIGONATTO sobre a tal ação de alimentos. Este fica em dúvidas sobre a determinação judicial de cumprir o desconto de um terço de meus vencimentos. Irá consultar o juiz RUBENS GONÇALVES, seu cunhado.
MIGUEL COMITRE, advogado em POÁ, telefona-me. Ele irá estudar o processo e amanhã me informará de como devo proceder.
Nova fase do JORNAL NACIONAL. A visita de HELMUT SCHMIDT ao BRASIL; a visita de BEGIN ao EGITO; a Bolha Radiativa diminui de tamanho na Usina Atômica da PENSILVÂNIA. 
  35 a. combates mais violentos desde 1978 são registrados no LÍBANO, entre tropas sinas e as milícias cristãs, em 2 de abril de 1981.
  34 a. do início da GUERRA DAS MALVINAS, provocada pela ARGENTINA, contra a INGLATERRA, em 2 de abril de 1982. Na manhã de daquele dia, o formato dos conflitos armados começava a mudar por conta da tomada por soldados argentinos de meia dúzia de ilhas britânicas no extremo sul do Oceano Atlântico. A guerra pelas FALKLANDS duraria 70 dias, deixando centenas de mortos. A primeira guerra tecnológica foi marcada pelo emprego real de armas eletrônicas nunca usadas até então. Os autores argentinos SANTIAGO RIVAS e JUAN CICALESI são os primeiros não-ingleses a terem um livro sobre o tema publicado no BRASIL, dentro da série GRANDES BATALHAS AÉREAS, inaugurada pelo título KURSK – 1943, de CLÁUDIO LACCHESI. O novo livro traz material fotográfico inédito, planos de batalha e análises técnicas. É anunciado nos jornais em dezembro de 2007.
O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 1º de abril de 2012, publica ampla reportagem intitulada “UMA CRISE DE 30 ANOS” – Laço argentino com MOSCOU pôs BRASIL em alerta durante GUERRA DAS MALVINAS. Trinta anos depois da GUERRA DAS MALVINAS, documentos secretos mostram que o governo militar brasileiro temia que o conflito entre ARGENTINA e GRÃ-BRETANHA abrisse as portas do continente para a influência comunista da UNIÃO SOVIÉTICA e até mesmo acelerasse o programa nuclear argentino. Papéis confidenciais guardados no Arquivo Nacional, em BRASÍLIA, aos quais o ESTADO teve acesso, revelam que o BRASIL monitorou diariamente o andamento da crise entre os dois países. Os militares brasileiros, porém, tiveram especial preocupação com a ajuda que a então UNIÃO SOVIÉTICA poderia prestar aos argentinos como contrapronto à aliança da GRÃ-BRETANHA com os EUA.   
  33 a. falece a cantora CLARA NUNES, em 2 de abril de 1983. Nasceu em 8 de agosto de 1942. Uma breve biografia de sua vida consta de minhas memórias por ocasião do lançamento da data de seu nascimento.
O CADERNO 2, de “O ESTADO DE SÃO PAULO”, de 3 de outubro de 2007 publica a reportagem “O ESPÍRITO GUERREIRO DE CLARA NUNES. Primeira biografia da cantora mineira revela dissabores e conquistas de uma vida encerrada por polêmica cirurgia malsucedida.
Nas festas de Natal e ano-novo de 1982, meses antes de ser internada na Clínica SÃO VICENTE, na zona sul carioca, para uma cirurgia de retirada de varizes, a cantora CLARA NUNES disse a seu marido, o compositor PAULO CÉSAR PINHEIRO: “Pois é, nunca mais vou ver isso aqui”.
Ela se referia a terra onde nascera, CAETANÓPOLIS, em MINAS GERAIS, e que visitava todo fim de ano para rever os parentes. Intuitiva e mediúnica, CLARA NUNES era o sincretismo em pessoa: católica, kardecista e umbandista. Sentia as energias espirituais no ambiente onde estivesse, como pressentiu o fim próximo. Ela se valia das religiões para lidar com a fragilidade emocional, embora tivesse incrível capacidade de auto-recuperação. Esse perfil multifacetado, às vezes contraditório, é descrito no livro CLARA NUNES – GUERREIRA DA UTOPIA, do jornalista VÁGNER FERNANDES, que dedica dois capítulos à internação de CLARA e à sua polêmica morte, em 2 de a\bril de 1983, 28 dias após a operação malsucedida.
FERNANDES foi o primeiro a fazer em quase 25 anos uma entrevista longa com o angiologista ANTÔNIO VIEIRA DE MELLO, que operou CLARA NUNES e que a pedido do biógrafo solicitou o desarquivamento da sindicância do Conselho Regional de Medicina do RIO sobre a morte da cantora. “Surgiram várias especulações sobre a internação de CLARA, desde aborto e inseminação artificial até surra dada pelo PAULO CÉSAR PINHEIRO”, diz FERNANDES. “Ela morreu porque teve um choque anafilático, reação alérgica a uma substância que até hoje não se sabe qual é”, continua.
Não poderia ser inseminação artificial, porque CLARA se submetera em 1979 a uma histerictomia (remoção do útero), após três abortos espontâneos. Por nutrir obsessão pela maternidade, a impossibilidade de ser mãe causou a CLARA NUNES fortes abalos emocionais, superados por uma postura mais ativa na defesa da música nacional e pela entrega absoluta à carreira artística, que chegou ao auge nos anos 1970, quando se envolve com o samba e se torna a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias. Qubrava-se o tabu segundo o qual mulheres não vendem disco.
“CLARA teve muitos dissabores na vida, e é função do biógrafo abordar as zonas obscuras da vida do personagem”, explica FERNANDES. Nascida em 12 de agosto de 1942, CLARA FRANCISCA GONÇALVES era órfã de pai e mãe já aos 6 anos. Aos 15, deixa CAETANÓPOLIS, a 100 km de BELO HORIZONTE, para morar na capital mineira. Estava acuada pelo assassinato de um namorado, cometido em 1957 por ZÉ CHILAU, apelido do seu irmão JOSÉ PEREIRA GONÇALVES.
Na capital, continua a ser tecelã, profissão logo dispensada, pois CLARA já se arriscava como crooner na noite belo-horizontina. Nessa época, ela conhece o playboy e namorado AURINO ARAÚJO, que em 1965 se muda com ela para o RIO. A JOVEM GUARDA tinha estourado, e a cantora mineira flerta com ela, mas sem sucesso. CLARA NUNES teve dificuldade de firmar uma identidade musical. No início da carreira, a ODEON, gravadora que lançou todos os seus trabalhos, insistia que ela interpretasse músicas românticas. Em vão. Nem a febre dos festivais de canções acertou CLARA em cheio.
A virada romperia no início dos anos 1970 com o produtor e radialista ADELZON ALVES, cujo programa tocava composições de sambistas. Seria o início da parceria profissional e amorosa que define CLARA como a intérprete que resgata o visual e a sonoridade afro-brasileiros. “Desde CARMEN MIRANDA, não surgia uma cantora com esse perfil”, diz FERNANDES. Quando lança o elepê CLARA NUNES, em 1971, a mineira faz permanente nos cabelos, pintados de vermelho, e passa a vestir roupas que remetem às religiões afro-brasileiras. Estava criado o mito.
Mas ela não podia ser apenas uma sambista ou “cantora de macumba”. Segundo VÁGNER FERNANDES, CLARA teria o repertório musical ampliado pelo marido PAULO CÉSAR PINHEIRO, a partir de 1975. Com o compositor, a mineira filha de OGUM com IANSÃ exploraria sua potência vocal e se consagraria como uma das maiores cantoras da música popular brasileira.
Em 6 de outubro de 2007, o carioca VÁGNER FERNANDES, de 35 anos, participa da festa de lançamento de CLARA NUNES – GUERREIRA DA UTOPIA no PORTELÃO, na RUA CLARA NUNES, 81, no RIO. É o mesmo local onde viu CLARA NUNES pela primeira vez, em 1981. Tinha 9 anos. Em 2003, achou num leilão imagens gravadas por um fã que mostram a mineira em atuação. Resgatou aquele episódio da infância e iniciou pesquisas sem compromisso. O resultado é a primeira biografia da cantora que entrou para o panteão da MPB.
  32 a. falece o General de Ex. ADALBERTO PEREIRA DOS SANTOS, em 2 de abril de 1984.
  31 a. da quarta cirurgia sofrida por TANCREDO NEVES, em 2 de abril de 1985.
  29 a. das anotações realizadas em 2 de abril de 1987: nesta quinta-feira termina a Greve dos Bancários. Foi a decisão das assembléias de ontem dos empregados do Banco do Brasil e bancos privados. A greve persiste apenas na Caixa Federal. Reunião geral dos oficiais do 2º BPChq. Dois pontos principais são discutidos: há um oficial “cagueta” que leva os problemas do batalhão ao CORONEL PM CRISCIBENE e há um ladrão que rouba combustível dos carros.
CAPITÃO PM MONTINI passa pelo quartel. Está fazendo o CAO e será movimentado para outro batalhão, face a chegada do CAPITÃO PM GÉRSON. Passo pela Rua BOA VISTA. Os bancos estão abertos, mas há filas extensas de interessados em pagar carnês, retirar dinheiro, etc. A PM patrulha essa rua e as imediações.
O 2º BPChq prepara-se para os eventos de hoje: CORINTHIANS x NOVORIZONTINO, no PACAEMBU, às 21 horas. No mesmo horário, no Ginásio do IBIRAPUERA, o terceiro e último show dos “THE CURE”.
Dois subtenentes do 2º BPChq estão passando para a inatividade como 2º Tenente: MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS e NIVALDO PICCINATO. Mando providenciar uma homenagem a eles. Janto com oficiais do reservado.
O CORONEL PM CRISCIBENE foi ao QCG. Quer saber se o CPChq ficará subordinado ao CPM ou diretamente à Chefia do Estado Maior. Isso porque ele é bem mais antigo que o CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA, atual Comandante do Policiamento Metropolitano.
O TENENTE-CORONEL PM ALAOR SILVA BRANDÃO assumiu a Chefia do CSM/MB. O TENENTE-CORONEL PM EDUARDO ASSUMPÇÃO foi movimentado para a Chefia da 4ª Seção EM.
Em casa LUCINDA queixa-se de dores no pescoço, do lado esquerdo. Isso vem acontecendo há uns dois dias.
O CORINTHIANS vence o NOVORIZONTINO por 2 a 0, gols de JORGINHO. Em GOIÂNIA, num amistoso, o SANTOS derrota o ATLÉTICO GOIANIENSE por 2 a 1.
PAPA JOÃO PAULO II visita o CHILE.   
  27 a. nasce ÉDER MASSAO, filho do MASSAO, neto da MARIA JAPONESA, em 2 de abril de 1989.
  27 a. presidente do governo militar do HAITI, GENERAL PROSPER AVRIL, se mantém no poder após impedir um golpe de Estado dos militares, no dia 2 de abril de 1989.
  26 a. falece o ator e diretor de cinema italiano ALDO FABRIZI, em 2 de abril de 1990.
  25 a. da publicação de minha transferência do CPAI-8 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - para o CAES em DIÁRIO OFICIAL, no dia 2 de abril de 1991. O Coronel PM AYLTON FERRAZ DA SILVA era classificado no CPAI-8 por efeito de promoção. Era meu CHEFE DE ESTADO–MAIOR.
  24 a. mafioso JOHN GOTTI é condenado à prisão perpétua por um tribunal de NOVA YORK, em 2 de abril de 1992.
  24 a. Foi destaque no JORNAL DA TARDE de 2 de abril de 1992 a negação de alguns Estados, como o RIO DE JANEIRO, ao pacto estabelecido pelo governo federal que buscava a redução do preço dos automóveis. A edição também trazia um suplemento com todos os detalhes do GP DO BRASIL, no qual AYRTON SENNA estava competindo, e também mostrava a Banda NIRVANA como grande promessa da música.
  23 a. da reunião do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – 02 de abril de 1993 - sob a presidência do Cel Res ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA (em substituição ao Cel EDUARDO ASSUMPÇÃO). Naquela época, o Cel ROCHA era o vice-presidente do Conselho. Nessa reunião transmitia-se o cargo de Presidente nato do CONSELHO SUPREMO para o Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM JOÃO SIDNEY DE ALMEIDA. GERALDO FARIA MARCONDES era o Presidente da Diretoria Executiva. Foram apresentados quatro sócios para assumir o cargo de CONSELHEIRO: Coronel PM LUIZ CARLOS DOS SANTOS, comandante da APMBB; Coronel PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, chefe do DEPAC, segundo-secretário das Medalhas; Capitão LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, e JOSÉ GUILHERME LEVENSTEIN. O Coronel PM ISAAC MANOEL COELHO SILVA, Chefe da Coordenadoria de Comunicação Social, foi eleito primeiro secretário das Medalhas. Foram entregues as chaves do MUSEU MARIA SOLDADO, onde estava o mais precioso acervo da história do MMDC, a espada do general ISIDORO DIAS LOPES, para o Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Coronel PM LUIZ CARLOS DOS SANTOS. O conselheiro CÉSAR GIORGI falou sobre o seu desgosto e decepção não ver mais os nomes dos mortos nas lápides do Cinerário. O Cel MELO ARAÚJO pediu licença para dizer que “acho que sou o culpado” tendo em vista que as letras caiam ou eram roubadas e, por isso, o caso foi posto a novos estudos para ser usado um novo sistema de identificação. Assinaram a ata dessa reunião: CORONEL PM JOÃO SIDNEY DE ALMEIDA, PRESIDENTE NATO DO CONSELHO SUPREMO; CORONEL PM Res ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA, VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO SUPREMO; GERALDO FARIA MARCONDES, PRESIDENTE DA DIRETORIA EXECUTIVA. 
  22 a. do desmaio da LUCINDA na PIZZARIA LA PIACENZA, após tomar alguns copos da bebida "VÉU DE NOIVA", em pleno restaurante, no dia 2 de abril de 1994.
  19 a. morre LYMAN SPITZER, cientista norte-americano que construiu o telescópio espacial HUBBLE, em 2 de abril de 1997. Outros apontamentos nesta data: o Diário Oficial desta quarta-feira publica movimentação de oficiais por causa dos sórdidos acontecimentos em DIADEMA. Convém lembrar que foi nesse lugar que nos anos 1960 apareceram vários casos do famigerado Esquadrão da Morte. O episódio da FAVELA NAVAL, filmado por um cinegrafista contratado pelos traficantes, fez com que muitos outros casos venham à tona. As agressões praticadas pelos maus policiais é uma constante na polícia civil e na polícia militar. Resolvo criar uma pasta intitulada “CASO DIADEMA”. Nela estarão: a cronologia dos acontecimentos, as prisões, os interrogatórios, os depoimentos das vítimas e testemunhas, enfim tudo que diz respeito a essa ocorrência altamente danosa para a Polícia Militar. Nos quartéis, nos clubes e associações, as conversas são em torno desse acontecimento de repercussão internacional. A PM perde muito de seu crédito. Em 1992 sofreu um baque por causa das 111 mortes na CASA DE DETENÇÃO. Não recuperada daquela besteira cometida pela tropa comandada pelo CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, que simplesmente ignorou o “PLANO CARANDIRU” (pelo plano é vedado entrar armado em estabelecimentos penais), recebe esse banho de lama que a compromete muito. Os comandantes precisarão de muito trabalho no sentido de reeducar essa tropa desorientada e mal instruída.
No MMDC surge um fato lamentável. O Senhor GERALDO FARIA MARCONDES chega de inopino e lê documentos que o CORONEL ARY CANAVÓ mandou redigir em papel timbrado da Sociedade, endereçado ao CLUBE MILITAR e ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Extrapola em sua figura de presidente da Sociedade e faz o MMDC embarcar, a contragosto, na sua causa. O ex-presidente da Sociedade deixa-lhe um bilhete onde diz que não concorda com o que ele vem fazendo e pede para refletir no que pode colocar a Sociedade numa conspiração contra o governo. Lá pelas 15 horas, com a chegada do CORONEL ARY CANAVÓ, ele fica possesso ao ler o bilhete. Não admite que as pessoas não esposem as suas idéias. Partindo de sofismas tenta confundir o Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, sabatinando-o sobre o que foi o Movimento de 1932. Acha ele que os veteranos têm o dever de combater as idéias do atual governo, tal como aconteceu naquele ano. Às 16 horas deixo o MMDC e carrego comigo o Senhor PIRES. O CORONEL CANAVÓ fica sozinho para poder pensar melhor no que vem fazendo.
Hoje é decretada a prisão administrativa do TENENTE-CORONEL PM PEDRO PEREIRA MATHEUS, ex-comandante do 24º BPMM – DIADEMA. Moradores de DIADEMA tentaram linchar os 9 PMs que depuseram no 2º Distrito Policial da cidade. Na saída deles, já no começo da noite, o ônibus que os levava foi apedrejado, obrigando os acusados a se deitarem no chão do veículo. Uma grande escolta evitou o pior.
Há vários segmentos da sociedade que se movimentam no sentido de que sejam substituídos o Secretário da Segurança Pública e o Comandante Geral. Num encontro no Palácio dos Bandeirantes, o Secretário JOSÉ AFONSO DA SILVA, que completa 72 anos no final de abril, irá tirar 30 dias de férias. O CORONEL PM CLAUDIONOR LISBOA poderá substituir o CORONEL PM NELSON MONTEIRO como juiz do Tribunal de Justiça Militar. NELSON MONTEIRO irá se aposentar ao completar 70 anos de idade.
No Estádio MANÉ GARRINCHA, em BRASILIA, num jogo amistoso internacional, o BRASIL vence o CHILE por 4 a 0, nesta noite, com dois gols de RONALDINHO e outros dois de ROMÁRIO.
BRASIL: TAFFAREL; CAFU (CÉSAR PRATES), ALDAIR, GONÇALVES e ROBERTO CARLOS (ZÉ ROBERTO); MAURO SILVA, LEANDRO, DENILSON e JUNINHO; RONALDINHO (JARDEL) e ROMÁRIO.
Com o título “PRESOS FOGEM COM TRÊS REFÉNS” o Diário Popular conta como terminou o MOTIM no INSTITUTO PENAL PAULO SARAZATE em FORTALEZA, CEARÁ. Depois de 30 horas de tensão, onde 20 presos se rebelaram, eles fugiram no fim da tarde levando cinco reféns. Depois de uma perseguição policial, dois reféns foram libertados e um bandido morto. Alguns dos foragidos seguiram para o Centro de FORTALEZA e outros se dirigiram para fora da cidade. Entre os reféns estava o diretor do presídio, FRANCISCO CRISENTO. A rebelião foi chefiada por ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA BARROS, o CARIOCA, que em 1994 encabeçou uma revolta no mesmo presídio, tomando como refém o então cardeal-arcebispo de FORTALEZA, dom ALOÍSIO LORSCHEIDER.              
  18 a. das anotações feitas em 2 de abril de 1998: sou obrigado a sair de agasalho nesta manhã de quinta-feira. A temperatura cai para menos de 20 graus. Na AORPM converso com alguns oficiais envolvidos com aulas. O MARIO MARGARIDO e ALZENIR preparam-se para uma palestra nas LOJAS AMERICANAS. Depois irão se encontrar comigo no MMDC.
CORONEL CANAVÓ está atrapalhado entre a Sociedade da qual faz seu escritório e a campanha para as eleições no Clube Militar. Deverá ir ao RIO amanhã. Outro assunto que preocupa o presidente é a audiência que terá de comparecer na segunda-feira, dia 6, na Delegacia da Mulher. Diz ele que dona REGINA anda criticando-o em vários lugares.
Um velho veterano, senhor LINDOLFO, de 90 anos, ainda não conseguiu receber sua pensão. Elaboro um documento criticando a Secretaria da Administração por não aceitar duas escrituras públicas que comprovam a participação do senhor LINDOLFO no Movimento Constitucionalista de 32.
Através telefone, o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA diz que dona MARIA se recupera da operação sofrida, num Convento de freiras, no litoral paulista.
Deixo o MMDC às 16 horas. Através metrô vou à estação ARMÊNIA. No EXPRESSO COCAIA retorno a GUARULHOS.
Nesta noite assisto RIO BRANCO 1 x SÃO PAULO 4 pelo campeonato paulista. Num outro jogo, o CORINTHIANS goleia o MOGI MIRIM por 5 a 2. SÃO PAULO é o líder do GRUPO 4 e o CORINTHIANS lidera o GRUPO 3.
O professor de atletismo CARLOS FRANCISCO DE JOSÉ, de 56 anos, matou hoje, com dois tiros na cabeça, a amante, PATRÍCIA RAIZ TEIXEIRA, de 31, no estacionamento do Ginásio do IBIRAPUERA. Em seguida, JOSÉ foi morto durante tiroteio com policiais militares. De acordo com o CAPITÃO PM PEDRO GONZALEZ, do 2º BATALHÃO DE CHOQUE, às 18:10 horas, o casal conversava no interior de um FUSCA parado no estacionamento. Os dois discutiram e JOSÉ chegou a esmurrar PATRÍCIA. Um segurança foi verificar o que estava acontecendo. O professor sacou um revólver calibre 38 e fez dois disparos contra a cabeça de PATRÍCIA. Em seguida mandou que o segurança fosse embora. Policiais militares que patrulhavam a área por causa do show da cantora DANIELA MERCURY que começaria às 20 horas, pensaram que se tratava de um assalto a uma das bilheterias do ginásio. E foram verificar do que se tratava. Quando viram JOSÉ com a arma na mão pediram para que ele se entregasse. O professor reagiu e os policiais atiraram. JOSÉ foi atingido por dois disparos. Outros tiros perfuraram os parábrisas traseiros do FUSCA e de um SANTANA. JOSÉ foi levado para o Hospital BRIGADEIRO, mas morreu ao ser atendido. Inicialmente, PATRÍCIA foi socorrida por médicos do ginásio e transferida pelo Resgate do Corpo de Bombeiros para o Pronto-Socorro do Hospital SÃO PAULO, onde morreu. JOSÉ, casado e pai de três filhos, era um dos mais antigos funcionários do CONJUNTO ESPORTIVO CONSTÂNCIO VAZ GUIMARÃES. Amigos de JOSÉ informaram que ele vinha mantendo um caso com PATRÍCIA, sua aluna havia algum tempo. Disseram que as brigas eram constantes, mas sempre reatavam o romande após as discussões.
Sete secretários de MÁRIO COVAS deixaram os cargos hoje para disputar as eleições de outubro: WÁLTER FELDMAN (CASA CIVIL); FÁBIO FELDMANN (MEIO AMBIENTE); WÁLTER BARELLI (TRABALHO); DIMAS RAMALHO (HABITAÇÃO), ÉMERSON KAPAZ (DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO), MARCOS MENDONÇA (CULTURA) e FRANCISCO GRAZIANO (AGRICULTURA).
O CORONEL PM ANTONIO MOREIRA SOARES foi transferido da Diretoria de Sistemas para a Diretoria de Apoio Logístico. O CORONEL PM ANTÔNIO RUFINO FREIRE, saiu do Comando de Policiamento de Trânsito e foi para a Diretoria de Sistemas. O CORONEL PM OLDECIR FERNANDES DE OLIVEIRA E SILVA deixou a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO e foi para o COMANDO DE POLICIAMENTO DE TRÂNSITO. 
  17 a. das anotações realizadas em 2 de abril de 1999 (SEXTA-FEIRA SANTA): LUCINDA conta-me que JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, “marido” da MARLENE, deixou PERNAMBUCO e está retornando para GUARULHOS. Diz que nesta manhã chegou em MINAS GERAIS. MARLENE convida sua prima SÔNIA e mais um casal conhecido para almoçarem com ela. Na biblioteca, durante o transcorrer dessa sexta-feira santa, revejo os dias 1º a 7 de abril das minhas memórias de 1990 a 1995. Pela TV, assisto as comemorações da Semana Santa: Sermão da Montanha na SERRA DO CURRAL, BELO HORIZONTE, com dez mil pessoas. É a décima-primeira vez que esse ato religioso é realizado; VIA SACRA pela NÃO VIOLÊNCIA, na zona leste, por causa da morte de dois rapazes (um deles deficiente físico), assasinados por uma guarnição da ROTA e enterrados hoje. No programa SP TV, CHICO PINHEIRO entrevista o MAJOR PM PERRENOUD, da 5ª EM/PM, sobre esse episódio e o lançamento da Cartilha do Policiamento Comunitário; a cidade de SANTANA DO PARNAÍBA se transforma na JERUSALÉM de dois mil anos atrás com a encenação da VIDA E PAIXÃO DE CRISTO. 200 atores e figurantes fazem o teatro ao ar livre; VATICANO – a procissão da VIA CRUCIS no COLISEU; JERUSALÉM – A Via Dolorosa; SERGIPE – a procissão do FOGARÉU, no centro histórico de SÃO CRISTÓVÃO; Evangélicos do PARANÁ comemoram o ato religioso; JUIZ DE FORA – a subida do MORRO DO CRUZEIRO, realizando a VIA SACRA; o Teatro nos ARCOS DA LAPA, no RIO; NOVA JERUSALÉM, no interior de PERNAMBUCO, com o tradicional teatro da MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO, com 9 palcos.
TAÇA DAVIS DE TÊNIS – BRASIL 1 x ESPANHA 1. GUSTAVO KUERTEN derrotou ALEX CORRETJA e MELIGENI perdeu para CARLOS MOYÁ.
Prorrogada para mais cinco dias a prisão temporária de VICENTE VISCOME. O depoimento de hoje durou oito horas.
No final da tarde, dona ESMERALDA, senhor JOSÉ THOMAZ e a SÔNIA (filha do casal) visitam-nos. A SÔNIA vai conhecer o atual estágio de minha biblioteca.  
  16 a. filme COMPORTAMENTO INDECENTE, passado em 2 de abril de 2000. 63K3152 7118W3/H  (16).
  16 a. falece o ex–gangster mafioso TOMMASO BUSCETA, aos 71 anos, vítima de câncer no sangue e nos ossos, em 2 de abril de 2000.
  16 a. da conquista do título do MASTERS SERIES de KEY BISCAYNE por PETE SAMPRAS, vencendo na final GUSTAVO KUERTEN, em 2 de abril de 2000.

ACONTECEU EM 2 DE ABRIL DE 2001 : -      SEGUNDA-FEIRA
MARLENE sofreu violentas dores renais e é internada por volta do meio-dia no Hospital STELLA MARIS, onde ela faz estágio para enfermeira. As próprias  professsoras da Marlene ajudaram nessa internação. LUCINDA é avisada e vai para o Hospital com o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA, de carro. Tudo não passa de um susto. Mais tarde ela é liberada. O médico constatou uma infecção urinária. 

O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ABRE FRENTE CONTRA CORRUPÇÃO E CRIA CORREGEDORIA. Novo órgão, ligado diretamente à Presidência da República, pode acionar qualquer autoridade do governo para investigar casos suspeitos. Com um discurso duro, o presidente saiu em defesa do governo contra a acusação de que tem feito pouco para combater a corrupção. CRIA A CORREGEDORIA GERAL DA REPÚBLICA, que será ocupada pela procuradora ANADYR DE MENDONÇA RODRIGUES, com status de ministro.
 
FESTIVAL NELSON RODRIGUES, NA BANDEIRANTES"-
OS SETE GATINHOS - de NEVILLE D'ALMEIDA - ano de 1978. Dá uma dimensão  bem humorada ao horror familiar descrito por Nelson Rodrigues. Um elenco eficiente contribuiu muito para o resultado. LIMA DUARTE é o pequeno funcionário público e suburbano, chefe de família que, ao receber a notícia de que a filha caçula (CRISTINA ACHÉ) foi expulsa do internato por crueldade contra uma gata prenha de sete gatinhos e que perdeu a virgindade, passa a comandar a total exposição da decadência moral de suas outras filhas. Com THELMA RESTON (a quem o marido trata, por carinho grosseiro de "A GORDA”), REGINA CASÉ, ANTÔNIO FAGUNDES, CLÁUDIO CORREIA E CASTRO.

FALECEU O EMPRESÁRIO MAX FEFFER, considerado pela FORBES como sendo o quinto brasileiro mais rico de 1995. Presidente do GRUPO SUZANO, morreu aos 74 anos, vítima de infarto, no HOSPITAL ALBERT EINSTEIN. FEFFER estruturou junto com seu pai, LEON FEFFER, o GRUPO SUZANO, maior fabricante de celulose de eucalipto e papel do PAÍS. Na presidência da empresa desde 1999,  era descendente de imigrantes russos que chegaram ao BRASIL em 1920.
Nascido em 1926, FEFFER formou-se em engenharia civil pela Universidade MACKENZIE. Em 1995, ele foi considerado pela revista norte-americana FORBES o quinto brasileiro mais rico. De 1976 a 1979, ele foi secretário de Estado de CULTURA, CIÊNCIA e TECNOLOGIA. Em 1994, assumiu por um ano a direção do MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO; foi sócio-fundador do MUSEU DE ARTE MODERNA e também membro do conselho curador da FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA de 1987 a 1995.

MORREU O ENGENHEIRO DA AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO ANP) ADALBERTO DE AZEVEDO, 21 anos. Ele integrava a comissão que apurava as causas do acidente com a plataforma P-36 da Petrobrás, no qual 11 pessoas morreram. AZEVEDO foi internado com  intoxicação alimentar após comer um sanduíche numa lanchonete no centro do Rio de Janeiro. A polícia tem a hipótese de envenenamento.


2 002  :  -      TERÇA-FEIRA
Mais um dia de temperatura acima do normal. Chego às 11 horas no MMDS. Antes, ao passar pela PRAÇA DA SÉ, vejo a concentração de aproximadamente quatro mil SEM-TETO, com bandeiras brancas, que farão uma caminhada até a PREFEITURA. Eles exigem que MARTA SUPLICY agilize a legalização de dois loteamentos nos kms. 25 e 27 da VIA ANHANGÜERA.  Essa manifestação começou por volta das 9 horas no km 24 da ANHANGÜERA à margem da estrada, onde os SEM-TETO ficaram por aproximadamente vinte minutos agitando as bandeiras brancas. Em seguida, foram até o Centro da cidade em ônibus fretados.
Mantenho um contato com a AJUDÂNCIA GERAL, através do MAJOR PM MARCO ANTÔNIO, para acertar detalhes quanto ao emprego do salão de conferências do Quartel do Comando Geral, hoje à tarde, quando iremos reunir o CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32- MMDC. No MMDS, sou ajudado por: MÁRIO MARGARIDO, CARMELO, CARBAIA, SILVA, OREZ e outras pessoas que trabalham no MMDS.
Por volta das 13h30, estou no MMDC. Logo surge o Sr. MARCONDES, dirigindo o seu carro, apesar dos seus quase 90 anos. Vou com ele para o QCG, aonde chegamos às 14 horas. Ao passarmos pela Prefeitura, vemos a manifestação dos SEM-TETO, sendo que alguns deles estão tentando invadir o estacionamento do Palácio das Indústrias.  No mesmo instante em que chegamos na Praça Fernando Prestes, o CORONEL PM ROBERTO LEMES também pára o seu carro. No salão de conferências já se encontra o CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Aos poucos, recebemos as seguintes pessoas: LUIZ SÉRGIO CARRARO, LUÍS FELIPE DE C. CORRÊA LEITE, ministro GUÁLTER GODINHO,  CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, GINO STRUFFALDI, ARIOVALDO DE FREITAS CHACUR, PAULO BARROS CAMARG0 (nosso conselheiro e presidente do MMDC de CAMPINAS), JOSÉ FRANCISCO VIEIRA DE FARIA, CAIO LUIZ PRADO ALFAYA, CORONEL PM RUBENS CASADO, FLÁVIO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA, 1º TENENTE PM ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS, doutora ALEXANDRA FRANGULIS, ROMEU CICCONE, OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI, THAIS HELENA COSTA , CORONEL PM PLÍNIO ANGANUZZI,  CORONEL PM WÁGNER FERRARI, CORONEL PM FERNANDO PEREIRA (representando o comandante geral, que por motivos de serviço, está impossibilitado de presidir a reunião), PAULO FERNANDO CAMPOS SALLES DE TOLEDO, WÁLTER TAVERNA, General de Brigada R/R EUCLYDES BUENO FILHO, desembargador LUIZ EDUARDO CORREA DIAS, Cel. R/R ARY CANAVÓ, doutora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, MAJOR PM LUIZ PESCE DE ARRUDA (que firmou contrato com a Associação dos Funcionários Públicos para fazer dez palestras em escolas, revertendo o dinheiro para o MMDC).
O CORONEL PM ROBERTO LEMES DA SILVA, vice-presidente do CONSELHO SUPREMO dirige os trabalhos. Constitui a mesa e inicia a primeira parte da reunião com a posse dos novos conselheiros: General de Brigada R/R EUCLYDES BUENO FILHO, desembargador LUIZ EDUARDO CORREA DIAS, Coronel PM RUBENS CASADO, Sr. CAIO LUIZ PRADO ALFAYA, doutora ALEXANDRA FRANGULIS, Sr. ROMEU CICCONE, Sr. WÁLTER TAVERNA, GINO STRUFFALDI, OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, LILIANA RIZZO PIAZZA (ausente, por ter sofrido pequena cirurgia na parte da manhã), CECÍLIA DE MORAES (também ausente por motivo surgido na última hora), doutora THAIS HELENA COSTA. CAIO LUIZ PRADO ALFAYA é designado para ser o Primeiro Secretário do CONSELHO SUPREMO, substituindo o veterano THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, que já não tem mais condições físicas para exercer esse cargo. 
Na segunda parte da reunião, vamos ter a eleição do novo presidente da Diretoria Executiva e seu vice. O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES e o CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES fazem curto pronunciamento cerca dos cargos que pretendem assumir e são eleitos por aclamação, pois não temos uma outra chapa. Também são conservados na Presidência do CONSELHO FISCAL o ministro GUÁLTER GODINHO e na Presidência da COMISSÃO DE SINDICÂNCIA o CORONEL PM GUIMARÃES. Percebo que o atual presidente, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, se mostra ressentido pelo que está acontecendo. Não deveria ser assim porque, quando foi eleito, no ano passado, sabia de antemão que iria ficar pouco tempo na presidência, cumprindo o resto do mandato do Sr. MARCONDES. Há exatamente um ano, por questões de fôro íntimo, o Sr. MARCONDES pediu afastamento em caráter irrevogável, inclusive deixando até de ser conselheiro. Com o passar do tempo, refletindo sobre o ato praticado, o Sr. MARCONDES voltou atrás, sendo designado segundo vice–presidente do CONSELHO SUPREMO pelo próprio COMANDANTE GERAL, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, presidente nato do CONSELHO.  
É anunciado que o Presidente da COMISSÃO ORGANIZADORA DO 70º ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA é o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES e que o seu vice é o CORONEL PM FERNANDO PEREIRA, chefe de Gabinete do Cmt. Geral, como fora combinado naquela reunião com o CORONEL PM RUI CÉSAR MELO. A data da reunião da COMISSÃO será 23 de abril. Apenas não sabemos ainda o local da reunião. O Sr. MARCONDES irá tentar reunir a COMISSÃO no Palácio dos Bandeirantes.
Sem constar da pauta, passou-se uma lista para a assinatura dos presentes contra a troca do nome do TÚNEL 9 DE JULHO.
São mais de 17 horas quando o CORONEL PM ROBERTO LEMES DA SILVA encerra a reunião. Ainda conversamos com os presentes durante um bom tempo. O CORONEL PM WÁGNER FERRARI propõe uma reforma geral nas dependências do MMDC. Se isso realmente acontecer será um milagre.
Acompanho o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES no seu regresso para casa, guiando o carro, para surpresa dos conselheiros, já que o Sr. MARCONDES está com 89 anos. É um exemplo a ser seguido. Com sua idade, mostra jovialidade e disposição, inclusive se candidatando ao triênio 2002/2005 da presidência da diretoria executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Pretende ele fazer muita coisa, principalmente quando a revolução está completando setenta anos.

Em casa, encontro a LUCINDA adulando a papagaio fêmea que está doente há dois dias. A MARLENE levou a ave até um veterinário, logo cedo. Ela ficou em observação e está retornando agora. O veterinário disse que se trata de uma maritaca, coisa que até agora não sabíamos.
  
O governador de PERNAMBUCO, JARBAS VASCONCELOS, desiste de ser vice de JOSÉ SERRA e complica o PMDB. Alega problemas regionais para não aceitar indicação do presidenciável e abre nova crise na cúpula peemedebista.
O senador gaúcho PEDRO SIMON aceitou a indicação da ala de oposição do PMDB para se lançar como pré–candidato à Presidência da República.

A cidade de PRESIDENTE BERNARDES, a 605 quilômetros a oeste de SÃO PAULO, onde nasceu o secretário da Administração Penitenciária, NAGASHI FURUKAWA, de 53 anos, vai abrigar a nata do crime organizado. Mesmo sem número de funcionários suficientes, FURUKAWA inaugurou, às 11 horas, o CENTRO DE READAPTAÇÃO PENITENCIÁRIA, construído a custo de sete milhoes de reais para abrigar, em celas individuais e com vidro a prova de bala e bloqueador de celular, os 160 detentos mais perigosos do Estado.

Chega ao final o “BIG BROTHER BRASIL”, cujo início aconteceu em 29 de janeiro de 2002. O público escolheu o dançarino e ex-vendedor de coco, KLÉBER “BAMBAM” como vencedor. O programa foi acertando seu formato e conquistando o público.
 
O governo húngaro homenageou FERENC PUSKAS numa cerimônia no NEPSTADION, principal estádio de BUDAPESTE. PUSKAS deixou o hospital –  está internado há 18 meses por arteriosclerose – por algumas horas, para ser homenageado. Recebeu telegramas de inúmeras pessoas, inclusive de PELÉ, FRANZ BECKENBAUER e JOSEPH BLATTER, presidente da FIFA.
DI STEFANO compareceu na cerimônia. Na seleção húngara, PUSKAS foi campeão olímpico em 1952 e vice–campeão mundial em 1954. Disputou 84 partidas e marcou 83 gols. Pelo REAL MADRID, fez 236 gols em 261 partidas.

ARIEL SHARON propôs hoje “uma saída sem volta” a YASSER ARAFAT, em situação crítica desde 29 de março, bloqueado em seu escritório, no segundo andar de um prédio de RAMALLAH, cercado por tropas israelenses, que ergueram até um muro de terra em torno do edifício. O primeiro–ministro israelense propôs que diplomatas europeus acompanhem o líder palestino, que poderia deixar seu reduto na CISJORDÂNIA – onde não há água, energia elétrica, telefone e muito pouco alimento -, em helicóptero e seguir para o exílio, sozinho. SHARON não aceita nem que os assessores do presidente palestino o acompanhem, pois diz que entre eles há vários procurados pelos israelenses por terrorismo. A reação de ARAFAT foi rápida, reafirmando que só sairá de seu quartel–general cercado pelo Exército de ISRAEL, morto “como um mártir”.

Nos últimos dois dias, o diretor do MST no RIO GRANDE DO SUL, MÁRIO LILL, vive à base de pão e sofre com o frio que atinge a cidade de RAMALLAH, na CISJORDÂNIA. Ele e outros 35 estrangeiros estão impedidos pelas tropas israelenses de deixar o QG da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA. O grupo chegou no dia 31 de março para uma visita de solidariedade ao líder palestino, YASSER ARAFAT. Algumas dependências do prédio estão sem energia elétrica. Outras tiveram a luz apagada estrategicamente, para dificultar a visão dos atiradores israelenses que cercam o prédio.

2 003  :  -     QUARTA-FEIRA
A PRAÇA DA SÉ, marco zero de SÃO PAULO, está de cara nova. Ali, 460 lâmpadas de vapor de mercúrio foram substituídas pelo tipo vapor de sódio, o que gera ganho de mais de 50% em luminosidade e uma economia anual no consumo de energia de até 30%. Durante o discurso de inauguração, a prefeita MARTA SUPLICY afirmou que a expectativa é a de que ações como essa possam resgatar a qualidade de vida da cidade. A iniciativa, em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, faz parte do PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE SÃO PAULO.
CORPO DE BOMBEIROS
Tenho a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade de passagem de Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo ao CORONEL PM JAIR PACA DE LIMA.
                                         Ass.                WAGNER FERRARI
                                                                        Coronel PM
DATA: 2 DE ABRIL DE 2 003
HORÁRIO: 10:00 HORAS
LOCAL: MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
                PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA, S/N º
                IPIRANGA – SÃO PAULO

LUCINDA não está bem de saúde nesta manhã. Levantou pensando ter morrido e passa alguns minutos em situação esquisita. O trabalho que vai tendo com sua mãe, que não a deixa dormir sossegada, além de todo o serviço da casa, está ficando estressada. Saio de casa por volta das 10:00 horas. Na estação SÉ – METRÔ já não temos mais a exposição da CASA DO ZEZINHO, patrocinada pela XEROX – DE MALA E CUIA. Deve ter sido retirada ontem à tarde. Permaneceu durante vários dias no saguão principal, onde os passageiros do metrô puderam observar as malas dos nordestinos, com seus pertences, principalmente fotografias, orações , utensílios domésticos e outros bens pessoais. Cruzo também com o tenente LAUDIONOR, conhecido desde os tempos que entrei na FORÇA PÚBLICA, em 1958. Naquela época, o LAUDINOR trabalhava na Escola de Educação Física. Venceu algumas corridas pedestres e me ajudou a completar a prova dos mil metros.
VICTÓRIO está muito atarefado no MMDS. Cuida da parte burocrática e não tem tempo para atender certos dossiês que estão comigo. Vai fazer isso mais tarde.
Com a notícia de que o advogado CARRARO entrou com a defesa no processo do agravo, além do relator ser favorável ao contrato da Sociedade com a NESTLÉ, no caso do restauro do Monumento–Mausoléu, o presidente está mais calmo e não vem hoje ao MMDC. Por outro lado, percebo que vários pedidos de pesquisa estão parados. As provas que temos não estão sendo aceitas pela Comissão Especial da Revolução, que teima em não atender as viúvas dos ex–combatentes, exigindo novos processos. Procuramos nesta tarde mais tranqüila desafogar certos pedidos de certidões de participação na REVOLUÇÃO. O CORONEL MENDES telefona-me. Fala da LEI MUNICIPAL criando a semana do Movimento Constitucionalista de 1932, de 3 a 9 de julho. Exatamente nesse momento estou confeccionando um DIPLOMA ao Vereador TONINHO PAIVA, autor dessa LEI. Pretendemos ir à Câmara Municipal levar esse diploma ao vereador. O MENDES é amigo do TONINHO PAIVA e quer ir junto. 
Dona CÉLIA está aniversariando. Traz para nós uma torta e bolinhos de queijo, comemorando a data com os funcionários. Assim é que vamos terminar o expediente de hoje.
Em casa, ainda encontro LUCINDA queixando-se da saúde. Ela está bastante nervosa. Não é para menos. Dona ESMERALDA fala sozinha, como se estivesse conversando com algumas pessoas, e observo essa situação durante algum tempo. Imagine a filha tendo de aturá-la durante essas conversas imaginárias durante a noite.

O DIÁRIO OFICIAL DE 2 DE ABRIL DE 2003 publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL JUCELINO IBSEN FERREIRA, do CPA/M-6. Nasceu justamente no dia 2 de abril de 1953 (está completando hoje cinqüenta anos). Entrou para a PMESP no dia 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 24 de maio de 1986; Major – 25 de agosto de 1994; TENENTE-CORONEL em 15 de dezembro de 1998.         

Foram três tiroteios entre 9 h e 13 h. Os homens do 24 º BPMM cercaram uma casa, um matagal e uma favela no JARDIM REID, em DIADEMA, na Grande São Paulo. Terminada a operação, quatro acusados de compor uma quadrilha de assaltantes foram mortos, outros três presos, e um adolescente, suspeito de participar do bando, detido. Os PMs apreenderam quatro submetralhadoras e um revólver calibre 38, com o grupo. O Major MARCO ANTÔNIO DA COSTA disse que os PMs foram recebidos a bala.

A família do aposentado AMADOR CORTELLINI, de 68 anos, está tentando de todas as formas mostrar a ele – que matou o filho RODRIGO ANDRÉ CORTELLINI, de 26 anos, no dia 30 de março – que não o condena e que lhe dará apoio incondicional. CORTELLINI saiu da cadeia ontem à noite e responderá o processo por homicídio em liberdade. Durante todo o dia ele e a mulher ficaram sob efeitos de sedativos e acompanhados dos familiares.

O secretário estadual de SAÚDE, LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA, disse hoje que é quase impossível impedir a entrada da pneumonia asiática em SÃO PAULO. A declaração foi dada após o anúncio do primeiro caso suspeito da doença no BRASIL, o da jornalista britânica SALLY BLOWR, que veio ao País para acompanhar o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA 1, que será disputado no dia 6 de abril, em INTERLAGOS. Ela chegou a SÃO PAULO, vinda da MALÁSIA e foi internada com sintomas da doença. A pneumonia atípica já matou 78 pessoas no mundo. A SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA E SEVERA – SARS – já atingiu 2 223 pessoas em 17 países.

O presidente da Companhia de Saneamento de MINAS GERAIS –COPASA– MAURO COSTA, afirmou hoje que o vazamento de um bilhão e duzentos milhões de litros de água contaminada com rejeitos químicos no RIO POMBA, no dia 29 de março, pode ter sido o maior desastre ecológico que já aconteceu no BRASIL. No acidente ambiental de janeiro de 2000 na baia da GUANABARA, vazaram de dutos da Refinaria da PETROBRÁS, em DUQUE DE CAXIAS, 1,3 milhão de litros de óleo. COSTA alertou que em CATAGUASES, próximo do reservatório que se rompeu, existe outra barragem de 700 milhões de litros de rejeitos, que também preocupa. A fauna e a flora da bacia do RIO PARAÍBA DO SUL ficarão comprometidas pela contaminação química por, pelo menos, cinco anos. Hoje, a maior cidade do interior fluminense, CAMPOS, teve o abastecimento de água suspenso para mais da metade de sua população. O desastre ambiental já afetou sete municípios e meio milhão de pessoas, só no Estado do RIO.

O CORINTHIANS não teve dificuldade para golear o FÊNIX, por 6 a 1, nesta noite, no PACAEMBU. Com o resultado, o time do técnico GENINHO disparou na liderança do GRUPO 8, com 12 pontos e assegurou vaga na próxima fase da TAÇA LIBERTADORES. GIL (2), LIÉDSON (2), LEANDRO e FÁBIO LUCIANO marcaram os gols do alvi-negro.
O SÃO PAULO levou um susto, mas venceu de virada o GAMA por 5 a 1, na COPA DO BRASIL. Seu próximo adversário será o FIGUEIRENSE.   

MORREU o ambientalista WÉRNER ZULAUF, ex–presidente do IBAMA. Ele estava internado para se tratar de um câncer na região do abdômen e contraiu pneumonia. Aos 66 anos, em SÃO PAULO.

FALECEU o jornalista MARCOS GALVÃO DE SOUZA, que assinava com o nome de MARCOS VITA, um dos mais talentosos profissionais da turma de 2002 do CURSO ABRIL DE JORNALISMO. VITA, que passou por quatro revistas da EDITORA ABRIL, acabara de cumprir seu estágio na redação da VEJA. O corpo será enterrado em SALVADOR, sua cidade natal. MARCOS GALVÃO estava com 23 anos de idade.

MORREU o cantor e compositor EDWIN STARR, autor da música WAR, hino pacifista que fez muito sucesso nos anos 70. Aos 61 anos de idade, de ataque cardíaco, em NOTTINGHAM, na INGLATERRA.

O BRASIL perdeu hoje um dos seus principais representantes no cenário acadêmico norte-americano. O historiador ROBERT M. LEVINE morreu hoje de madrugada, em MIAMI, aos 62 anos, vítima de câncer. Autor de cerca de 30 livros, a maior parte deles sobre o BRASIL, LEVINE dirigia desde 1989 o departamento de estudos latino-americanos da UNIVERSIDADE DE MIAMI. Da mesma geração do compatriota THOMAS SKIDMORE, o historiador dividia com ele o posto de mais atuante brasilianista dos EUA, ainda que refutasse o termo brasilianismo. GETÚLIO VARGAS, sobretudo em seus primeiros anos de presidência, foi um dos objetos centrais das pesquisas de LEVINE, que publicou ainda sobre assuntos tão diversos quanto o judaismo em CUBA ou os diários de CAROLINA MARIA DE JESUS (autora que fez na favela, nos anos 60, o best-seller “QUARTO DE DESPEJO”), pesquisa feita em parceria com JOSÉ CARLOS SEBE BOM MEILHY. O “REGIME VARGAS”, resultado de seu doutorado na Universidade de PRINCENTON, publicado no BRASIL pela NOVA FRONTEIRA, é seu livro de maior repercussão. O mais recente lançado no País é sobre o mesmo personagem: “O PAI DOS POBRES”. Historiador e cientista político, professor aposentado da USP, BÓRIS FAUSTO diz que lembra de LEVINE como “um historiador muito sólido”. LEVINE desenvolveu ainda um trabalho de grande repercussão sobre a guerra de CANUDOS, cristalizados no volume “O SERTÃO PROMETIDO”, de 1992.
 
No maior avanço desde as primeiras horas da invasão do IRAQUE, as forças americanas asseguraram hoje o controle de duas cidades e a passagem sobre os rios EUFRATES e TIGRE, se colocando a cerca de 50 km dos subúrbios da cidade de BAGDÁ. Porém, a vanguarda das tropas já estaria a apenas 30 km da cidade. Os avanços ocorreram depois de as forças dos EUA terem cruzado a chamada “ZONA VERMELHA” – linha imaginária traçada pelo regime de SADDAM HUSSEIN para defender sua capital.  Um helicóptero BLACK HAWK, do Exército americano, foi atingido por disparos no sul do IRAQUE, deixando sete mortos e outros quatro feridos.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, saudou como uma “grande notícia” o resgate da soldado JÉSSICA LYNCH, de 19 anos, que havia sido feita prisioneira pela milícia iraquiana. “FORMIDÁVEL”, teria dito BUSH ao secretário de Defesa americano, DONALD RUMSFELD, dia 1º de abril, quando tomou conhecimento da notícia. Fuzileiros navais dos EUA realizaram um ataque na cidade de NASSIRIYAH, para encobrir a operação de resgate da prisioneira de guerra. O ataque dos fuzileiros ajudou forças especiais a resgatarem a combatente de um hospital iraquiano onde estava desde que seu comboio sofreu uma emboscada, em 23 de março.

Uma explosão matou 15 pessoas, hoje, no momento em que passageiros deixavam uma balsa na cidade de DAVAO, no sul das FILIPINAS, segundo autoridades locais. A polícia em DAVAO também disse que cerca de 34 pessoas ficaram feridas. A presidente filipina, GLÓRIA MACAPAL ARROYO declarou “guerra total” contra os responsáveis, mas a princípio nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. A bomba explodiu às 19 horas e teria sido colocada em uma barraca de churrasco na saída do píer onde houve a explosão.

2 004  :   -   SEXTA-FEIRA
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO traz a notícia de que CAMILA MORGADO – por quem o BRASIL se apaixonou na série “A CASA DAS SETE MULHERES” e que acaba de viver OLGA BENÁRIO no cinema- já garantiu seu lugar no generoso coração de mãe que é a série “UM SÓ CORAÇÃO”, de MARIA ADELAIDE AMARAL. Ela gravou, nos dias 23 e 24 de março, no PROJAC, sua participação na saga paulista. E não é coisa pouca não: ela interpreta, ninguém menos que a mítica atriz CACILDA BECKER. As cenas, que vão ao ar no capítulo da próxima terça-feira, dia 6, mostram a diva em sua estréia no TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA, no início da década de 50.

Cerca de três mil jovens participam da VIA SACRA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, que irá percorrer as ruas do Centro da Capital, nesta manhã. Os participantes entregarão à prefeita MARTA SUPLICY uma carta pedindo melhorias no saneamento básico nas áreas de risco da cidade. A caminhada termina na CATEDRAL DA SÉ, com um discurso do arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES.

Apesar de estarmos em pleno outono, abril começa com dias de alta temperatura. Hoje também é assim. Mesmo assim, no MMDS, desenvolvemos uma reunião tranqüila. Depois, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, contamos hoje com a presença do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Conversamos, via fone, com o Cel MENDES, que continua no hospital da CRUZ AZUL, acompanhando o restabelecimento de sua esposa, dona OÇAINE, operada na última segunda-feira, dia 29 de março. Explico a ele tudo o que houve na reunião de ontem na CARNIDE. O assunto mais delicado é o da compra imediata de urnas para colocação das cinzas, que ficaram apenas em saquinhos, quando aquelas que eram de madeira foram “comidas” pelos cupins. Mantivemos contatos com pessoas ligadas ao Serviço Funerário, mas não conseguimos ainda o endereço da fábrica dessas urnas.
Hoje temos uma tarde alegre no MMDC. Dona CÉLIA está aniversariando e trouxe um bolo e salgadinhos de milho verde para comemorar a data. Causa surpresa para nós, muito embora eu já soubesse do seu aniversário, pois no ano passado ela procedeu da mesma maneira, como está registrado em minhas memórias. Participam da pequena comemoração o Sr. MARCONDES, o VASCO, o motorista CLÁUDIO e eu. De resto, apenas um telefonema do GINO STRUFFALDI exigiu de nós o fornecimento do nome de certas autoridades que serão convidadas para uma solenidade da maçonaria, em comemoração aos feitos da polícia paulista, ainda neste mês de abril.

FALECEU o CORONEL Ref JOSÉ DO AMARAL FISCHER. Nasceu em 11 de outubro de 1919.

O ex-seminarista GIL GRECO RUGAI, de 20 anos, já é considerado foragido da Justiça. A polícia está convencida do seu envolvimento nos assassinatos do pai, o empresário LUIZ CARLOS RUGAI, de 40 anos, e da madrasta, ALESSANDRA DE FÁTIMA TROITIÑO, de 33, ocorrido na noite do dia 28 de março, na mansão do PACAEMBU, zona oeste. A pedido do delegado MAURO ARGACHOFF, do DHPP, o juiz CASSIANO RICARDO ZORZI DA ROCHA, do 5º Tribunal do Júri de PINHEIROS, decretou a prisão temporária do rapaz por quinze dias. O mesmo magistrado autorizou a quebra do sigilo telefônico e o grampo nos telefones de GIL e outros familiares e amigos do empresário.

LUANA DA SILVA OLIVEIRA, de 8 anos, que foi atacada por um pit bull em JUNDIAÍ, no interior de SÃO PAULO, na última quarta-feira, dia 31 de março, pode ficar com seqüelas. As paradas cardiorrespiratórias e convulsões deixaram o cérebro da criança sem oxigênio por muito tempo. LUANA ainda corre risco de morrer, está em coma induzido.

O caseiro JOSSIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS, de 20 anos, que no dia 1 º de abril disse ser o assassino do casal ZERA TODD STAHELI e MICHELLE STAHELI, foi libertado no final da tarde, depois que a Justiça negou o pedido de prisão preventiva feito pela polícia e pelo Ministério Público. JOSSIEL estava preso no 16º Distrito Policial, depois de ser detido por invadir a casa do cônsul da GRÉCIA, no condomínio PORTO DOS CABRITOS, na BARRA DA TIJUCA, RIO. O condomínio é o mesmo em que morava o casal assassinado em 30 de novembro de 2003.

Nove pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança em estado grave, depois que um pedaço de reboco despencou do teto do terceiro pavimento do SHOPPING ELDORADO. Por volta das 19:40 horas, pedaços de concreto caíram em cima de um parque de diversões que funciona no térreo. LUCAS DE MOURA BRAGA GOES, de 8 anos, foi levado para o Hospital das CLÍNICAS com traumatismo craniano. Sua mãe, DEISE, também foi atingida e levada para o Hospital SÃO LUÍS. As outras vítimas sofreram escoriações, segundo os bombeiros. O CAPITÃO ERNESTO VIZZETO calcula que cerca de quinze metros quadrados da estrutura do teto caíram de pelo menos doze metros de altura. Outro bombeiro, que esteve no shopping, calculou em 45 metros. Minutos depois do acidente, a perícia e a Defesa Civil foram chamadas. “Foi realmente uma fatalidade, porque o deslocamento foi de um local onde geralmente não se faz manutenção, devido à altura”, disse o CAPITÃO ERNESTO VIZZETO, dos bombeiros.

RUBENS BARRICHELLO, da FERRARI, foi o mais rápido hoje nos treinos livres para o GRANDE PRÊMIO de BAHREIN, com boa presença de JUAN PABLO MONTOYA, a apenas um milésimo de segundo. MICHAEL SCHUMACHER, também da FERRRARI, registrou o quarto tempo, atrás do piloto de provas britânico ANTHONY DAVIDSON, da BAR. BAHREIN é uma ilha de 611 km quadrados do GOLFO PÉRSICO e tem como rei HAMAD BIN ISA AL KHALIFA. Logo no aeroporto da capital MANAMA são oferecidos livretos sobre o ISLÃ. “Islamismo não é terrorismo” é a principal mensagem. Chama a atenção o número de tailandeses, filipinos e indianos –da população de 700 mil, metade é de estrangeiros. A criminalidade é baixíssima. O dinar vale US$ 2,66.

Três semanas depois dos atentados que mataram 191 pessoas em trens urbanos em MADRI, a ESPANHA voltou a se assustar, hoje, com o terrorismo. Uma bomba foi encontrada e desativada no trilho do trem de alta velocidade que faz a ligação entre a capital do País e SEVILHA, na cidade de MOCEJÓN, província de TOLEDO.

Prometendo enfrentar os novos desafios mundiais na área de segurança, terrorismo e Estados rebeldes, os sete novos países membros da Organização do Tratado do Atlântico (OTAN) assumiram hoje formal e solenemente suas funções. Os ministros das Relações Exteriores da Eslováquia, Estônia, Eslovênia, Letônia, Lituânia, Bulgária e Romênia foram recepcionados pelo secretário-geral da OTAN, o holandês JAAP DE HOOP SCHEFFER, e os chanceleres dos demais 19 países membros da aliança atlântica em sua sede em BRUXELAS.

O PRIMEIRO-MINISTRO DE ISRAEL, ARIEL SHARON, ameaçou matar YASSER ARAFAT, presidente da AUTORIDADE PALESTINA. Em entrevista publicada nesta sexta-feira, dia 2, pelo jornal israelense HAARETZ, SHARON se referiu a ARAFAT, como “inimigo” e disse que o líder palestino é um “homem marcado” e “sem seguro de vida”.

INTERNADA a cantora KELLY OSBOURNE, de 19 anos, filha do metaleiro OZZY OSBOURNE, em uma clínica para dependentes de drogas.

JULIANA já está no próximo “paredão” do BIG BROTHER BRASIL 4, que acontecerá no domingo, dia 4. É o sexto paredão da brasiliense, que perdeu a segunda etapa da prova do líder (um jogo de bocha), realizada hoje, contra CIDA. THIAGO ganhou a primeira fase da prova, na quinta-feira, dia 1 º . Ele disputa com CIDA, amanhã, quem será o último líder desta edição, que já estará automaticamente na final, marcada para dia 6 de abril, terça-feira. Quem perder enfrenta o “paredão” contra JULIANA no domingo.
  
UM SÓ CORAÇÃO mostra ainda a festa da inauguração do MAM, onde aparecem ANITA MALFATTI, YOLANDA, CICCILO, OSWALD DE ANDRADE, ODILA, ANTONIA, ALFREDINHO, CAIO, MARIANO e muitas outras pessoas que fazem o núcleo da minissérie. Nessa comemoração, CHATEAUBRIAND conversa com o doutor MARTIM. O médico lembra os seus momentos de amor com YOLANDA.
MARIA LUIZA assiste dona SAURA, que sofre muito com a sua doença. MARTIM procura aliviar as dores da mãe de SAMIR, mas esta vem a falecer, ao lado do filho e de MARIA LUIZA.
O casamento de GILDA e de MARTIM chega ao fim. GILDA, quase sempre alcoolizada, vai atrás de RODOLFO, naquela casa que foi a mansão do falecido CORONEL TOTONHO, agora transformada em favela. O médico é chamado por ANA para atender UCHA, sua irmã (UCHA é apaixonada por JOÃO CÂNDIDO, mas este ama a nissei RITA). Esta, face a vida desregrada que leva, contraiu tuberculose e MARTIM aconselha-a a se tratar em CAMPOS DO JORDÃO. GILDA telefona para YOLANDA a procura de seu filho CAIO. Este, a convite de YOLANDA, passa alguns dias na fazenda EMPYREO e tem o primeiro encontro com ANTONIA, filha de MARIA LUIZA. CICCILO conversa com dona GUIOMAR, mãe de YOLANDA, na fazenda. Depois, retorna para SÃO PAULO com sua esposa, enquanto CAIO, ANTONIA e MARILU (filha de JUVENAL), se divertem na fazenda. Dona GUIOMAR conta para ANTONIA que dona SAURA faleceu.
LÍDIA vai ao encontro de FREDERICO. Revela a ele que está grávida. Enquanto isso, DAVID, marido de LÍDIA, conta para sua filha RAQUEL os dramas de sua vida e relembra quando ela era criança. A filha também narra a odisséia que passou com a mãe e o avô ao saberem da morte de DAVID no campo de concentração e a sua aparição agora é uma verdadeira tragédia para a família, inclusive pelo fato de LÍDIA estar casada com FREDERICO.
CICCILO vai visitar SOLEDAD e encontra a espanhola totalmente reclusa, sofrendo a sua espera. Por outro lado, YOLANDA está nas dependências do MUSEU, juntamente com CHATÔ, quando surge o médico MARTIM. YOLANDA conta para LOLA o encontro que teve com o médico e confessa que continua a amá-lo.  Mais tarde, CICCILO e YOLANDA revelam um ao outro, esses encontros, mantendo um diálogo franco e aberto.
TARSILA DO AMARAL vive um drama. Perde a neta numa acidente. LUIZ MARTINS retorna para consolá-la.
CHATEAUBRIAND ajuda na fundação do TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. NÍDIA LÍCIA não pode trabalhar numa peça anunciada no TBC e ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA indica CACILDA BECKER para substitui-la.         

2 005   :    -    SÁBADO
JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO”:-
“ELE JÁ VÊ E TOCA O SENHOR” – Frase do CARDEAL define a agonia do PAPA JOÃO PAULO II, acompanhada em todo o mundo.
A lenta agonia do PAPA JOÃO PAULO II se intensificou ontem, com sua respiração cada vez mais penosa e os sinais vitais se esvaindo. “O PAPA já vê e toca o SENHOR, já se reuniu com o nosso único SALVADOR”, definiu o cardeal CAMILLO RUINI, vigário de ROMA. O VATICANO não tentou esconder a gravidade da situação do PAPA, que recebeu a unção dos enfermos na quinta-feira. “As condições são cada vez mais graves”, informou um comunicado assinado pelo porta-voz JOAQUÍN NAVARRO-VALLS, que é médico”. “Os parâmetros biológicos estão deprimidos, a respiração é superficial”.
A PRAÇA DE SÃO PEDRO foi tomada ontem por fiéis em busca de notícias sobre o PAPA JOÃO PAULO II; a polícia de ROMA estimou em 15 mil o número de pessoas em uma missa campal no início da noite. Muita gente continuou seguindo para a praça no fim da noite – estimava-se que a multidão poderia chegar a 50 mil pessoas.

Manhã de sábado de temperatura superior a 30 graus. LUCINDA queixa-se de dores nas pernas, proveniente do calor. Isso a deixa desanimada e irritada. Consigo colocar em dia os meus apontamentos, atrasados na semana. Assisto as notícias de televisão, onde a agonia do PAPA JOÃO PAULO II é o assunto principal. O mundo todo óra pelo SUMO PONTÍFICE. A PRAÇA DE SÃO PEDRO está totalmente tomada pelos peregrinos de várias partes do mundo, principalmente europeus.  
O PAPA atravessa o dia em estado de saúde extremamente grave, com um quadro clínico irreversível pelos médicos dadas as complicações que indicam a falência progressiva dos órgãos vitais.
Depois de longa agonia, morre às 21:37 horas de ROMA (16:37 horas de BRASÍLIA), aos 84 anos, o PAPA que governou os católicos por 26 anos, o terceiro maior pontificado da história da Igreja. O polonês KAROL WOJTILA percorreu 132 países, entre eles o BRASIL, onde esteve três vezes, sempre seguido por multidões. “Nosso SANTO PADRE voltou para a casa do PAI”, anunciou o arcebispo LEONARDO SANDRI para as 100 mil pessoas que estavam na PRAÇA DE SÃO PEDRO. Segue-se longo aplauso. Depois, silêncio e choro. Termina um flagelo de doenças que culminou com infecção generalizada. Com seu carisma, o PAPA ampliou a influência do VATICANO, colaborando decisivamente para o fim de regimes socialistas do leste europeu. Defensor intransigente da doutrina editou 14 encíclicas erguendo barreiras contra as mudanças de costumes. Condenou o uso de preservativos, apesar da pandemia da Aids, foi contra pesquisas com células-tronco de embriões para cura de doenças e combateu o aborto. O polonês KAROL JÓSEF WOJTYLA, primeiro líder não-italiano da Igreja Católica em 450 anos de papado, beatificou mais de 480 santos e viajou por 130 países. Passou pelo BRASIL três vezes e aqui foi batizado de JOÃO DE DEUS. Hoje, logo após a declaração oficial da morte pelo VATICANO, seu corpo começou a ser embalsamado e será exposto à visitação dos fiéis a partir de segunda-feira na basílica de SÃO PEDRO. Ele deverá ser enterrado na cripta da basílica, onde estão os restos mortais dos outros papas. 
Conforme os ritos da Igreja, a morte foi constatada pelo camerlengo, EDUARDO SOMALO, cardeal espanhol que assume interinamente a administração do VATICANO até a escolha do novo papa. SOMALO repetiu três vezes o nome de batismo do morto, “KAROL WOJTYLA”, e em seguida quebrou o anel papal, chamado “anel do pescador”. Os sinos da basílica do VATICANO e das igrejas de ROMA soaram em toque de luto – e todo o mundo católico se juntou às lágrimas. Serão nove dias de cerimônias fúnebres. No prazo de 15 a 20 dias, a contar de hoje, começará o conclave, reunião do Colégio de Cardeais, que escolherá o novo papa.
O Presidente LULA decretou sete dias de luto no BRASIL pela morte do PAPA. Em nota oficial, ele lamentou a perda. “A morte de JOÃO PAULO II entristece profundamente o povo brasileiro, que tinha pelo SANTO PADRE grande afeto”, disse LULA, que deve ir ao VATICANO para os funerais. Lideranças ao redor do mundo também lamentaram a morte. “A Igreja Católica perdeu seu pastor. O mundo perdeu um campeão da paz e da liberdade”, disse o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH. O anglicano TONY BLAIR destacou a liderança do homem “reverenciado por todos os povos, de todas as fés e de nenhuma fé”. Na ITÁLIA, o primeiro-ministro SÍLVIO BERLUSCONI, determinou três dias de luto oficial.

O padre EDUARDO PRETTO MOESCH, de VIAMÃO (RS) assim se pronunciou sobre a morte do PAPA: “A emoção de tantas pessoas rezando na Praça SÃO PEDRO era impressionante. Quando veio a notícia da morte, fui para a Basílica de SÃO PEDRO ver o corpo exposto. Foram apenas alguns segundos ao lado do PAPA, mas segundos inesquecíveis.”

Uma pane numa subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista deixou, na noite de hoje, diversos bairros da zona sul da  Capital e região do ABCD às escuras. O “apagão” ocorreu às 19:50 horas e, até o fim da noite, técnicos da empresa não haviam detectado o motivo da falha. Foram afetados os municípios de SANTO ANDRÉ e SÃO CAETANO, além dos bairros do CAMBUCI, VILA MARIANA, VILA GUMERCINDO, IPIRANGA e CONGONHAS. O corte de energia complicou o trânsito e atingiu delegacias e batalhões da Polícia Militar. Os policiais civis e militares trabalharam sob tensão, pois a maioria das carceragens das delegacias está superlotada de detentos perigosos. Homens do GOE ficaram de prontidão para evitar fugas.
 
Uma testemunha reconheceu hoje à noite o PM FABIANO GONÇALVES LOPES, de 30 anos, do Serviço Reservado do 24º BPM (no município de QUEIMADOS), como sendo um dos autores da chacina que fez 30 mortos ontem na BAIXADA FLUMINENSE. O delegado ROBERTO CARDOSO, da 58ª DP (POSSE), pediu à Justiça a prisão temporária de LOPES por 30 dias. Outro PM suspeito da matança, o CABO JOSÉ AUGUSTO MOREIRA FELIPE, de 32 anos, que também é lotado no batalhão de QUEIMADOS, foi detido administrativamente, mas não foi reconhecido. Outras testemunhas do crime vão tentar fazer o reconhecimento do cabo amanhã. Os dois que negaram o crime foram apontados como autores da chacina em pelo menos quatro ligações feitas ao Disque-Denúncia.  Cumprindo mandados de busca e apreensão expedidos pela 6ª Vara Criminal, hoje de manhã policiais da Delegacia de Homicídios da BAIXADA FLUMINENSE vasculharam as casas dos dois PMs, que moram em QUEIMADOS. Foram apreendidas dez armas, incluindo pistolas calibre ponto 40 e uma escopeta calibre 12. Com um dos PMs, foram apreendidas ainda uma pistola calibre 380 e uma motocicleta TITAN 125, que estava sem placa. Essas armas serão encaminhadas para teste de balística no Instituto de Criminalística CARLOS ÉBOLI. O objetivo é saber se alguma das pistolas apreendidas foi usada no massacre. Sete PMs estão entre os principais suspeitos do massacre, segundo promotores que atuam no caso. As investigações confirmam que a chacina seria uma represália à linha-dura imposta pelo CORONEL PM PAULO CÉSAR LOPES, comandante do 15º BPM (DUQUE DE CAXIAS). Há cerca de um ano no batalhão, o coronel puniu vários policiais por desvio de conduta, revoltando a tropa. Na semana passada um grupo de PMs do Batalhão foi preso acusado de executar duas pessoas, degolá-las e de atirar uma das cabeças no interior do 15º BPM. Um carro da PM foi usado na ação flagrada por câmeras instaladas próximas ao batalhão. Pela manhã, em QUEIMADOS, cerca de 300 pessoas acompanharam o sepultamento do estudante MARCUS VINÍCIUS SIPRIANO, de 15 anos, e de seu primo, FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS, de 34, no Cemitério da JAQUEIRA. Os dois foram mortos enquanto conversavam com outros três amigos na rua CARLOS SAMPAIO, no bairro do CAMPO DA BANHA.
Na CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO, no centro de NOVA IGUAÇU, foi rezada uma missa em solidariedade às vítimas da chacina. O BISPO DOM LUCIANO BERGAMIM e outros padres de 46 paróquias da diocese foi quem celebrou a missa. Além do prefeito LINDBERG FARIAS e de políticos como o deputado estadual ALESSANDRO MOLON e os deputados federais CHICO ALENCAR, FERNANDO GABEIRA e CARLOS SANTANA, também estiveram presentes representantes de movimentos contra a violência, como o VIVA RIO, o MÃES DO RIO e o DESARME-SE. A cerimônia foi marcada pela emoção. Os nomes das trinta vítimas foram lidos ao som de batidas de um surdo. Em QUEIMADOS, depois do sepultamento de MARCUS VINÍCIUS SIPRIANO, cerca de cem pessoas se dirigiram à PRAÇA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, no centro de QUEIMADOS, de onde saíram em passeata até o local onde MARCUS e FRANCISCO foram mortos.
Depois da matança, o sentimento de revolta se misturava ao medo. Parentes e amigos que foram hoje a cemitérios de QUEIMADOS, MESQUITA e NOVA IGUAÇU para acompanhar o enterro de oito das 30 vítimas da chacina da BAIXADA, pediram justiça e afirmaram que, enquanto não houver uma solução para o caso, a população viverá sob o estigma do terror.
    
Dezenas de rebeldes iraquianos lançaram hoje um ousado ataque à prisão de ABU GHRAIB, no oeste de BAGDÁ, que deixou ferido pelo menos 20 soldados dos EUA e doze detentos. Os insurgentes iniciaram o ataque com a explosão de dois potentes carros-bomba, lançados por motoristas suicidas e disparando, simultaneamente, uma chuva de foguetes. As forças americanas responderam com artilharia pesada e conseguiram repelir o ataque após mais de 40 minutos de intenso combate. O CORONEL GUY RUDISILL, porta-voz do comando americano para assuntos de prisioneiros, disse que entre 40 a 60 insurgentes participaram do ataque.
Pela manhã, outro carro-bomba havia causado a morte de quatro policiais e um civil em KHAN BANI SAD, na Província de DIYALA, a 70 km de BAGDÁ. O veículo estava estacionado numa estrada da região e foi detonado, aparentemente por controle remoto, quando membros de uma patrulha conjunta da polícia e do Exército iraquianos se aproximaram para inspecioná-lo. Também hoje, o comando militar americano anunciou a morte de um marine em RAMADI, durante um combate na véspera – elevando para 1.532 o número de soldados dos EUA mortos no IRAQUE desde o começo da guerra.

O maestro RICCARDO MUTI renunciou ao cargo de diretor do SCALA DE MILÃO, depois de uma série de desentendimentos com seus funcionários, críticos severos ao seu comportamento. Os atritos de MUTI e os cerca de 700 empregados começaram no início do ano, quando MUTI demitiu, em fevereiro, o então superintendente do teatro, CARLO FONTANA, substituindo-o por MAURO MELI. Inconformados, os trabalhadores iniciaram uma série de protestos e ameaças de greve contra a situação administrativa do SCALA, exigindo a demissão de MELI.

Falece o editor CÉSAR CIVITA, fundador da Editorial ABRIL ARGENTINA, que em 1949 convenceu o irmão VICTOR a se estabelecer no BRASIL, criar a EDITORA ABRIL e lançar, em 1950, O PATO DONALD, a primeira de dezenas de revistas que viriam a ser publicadas ao longo dos 55 anos seguintes. Aos 99 anos, CÉSAR CIVITA faleceu em BUENOS AIRES.

DIÁRIO OFICIAL DE 2 DE ABRIL PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO CORONEL PM ALEXANDRE MELCHIOR RODRIGUES, do CPI-6 (SANTOS), que ocupava o número um do almanaque dos oficiais. Nasceu em 29 de  julho de 1952. Entrou para a PMESP em 10 de janeiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985; Major – 24 de maio de 1993; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1996; CORONEL – 5 de abril de 2000.
Neste  2 de abril também passou para a reserva o CAPITÃO MILTON PEREIRA DE SOUZA, que pertencia ao CPChq.

2 006   :   -   DOMINGO
Nesta madrugada, em MELBOURNE, GP DA AUSTRÁLIA, na corrida mais maluca dos últimos tempos, o vencedor só poderia ser mesmo um piloto veloz, constante e que quase nunca erra, ou seja, um campeão: FERNANDO ALONSO, da RENAULT. Aconteceu de tudo, a ponto do safety car entrar na pista quatro vezes. Numa delas, por causa de acidente com MICHAEL SCHUMACHER, que bateu forte com sua FERRARI. A corrida no circuito ALBERT PARK foi neutralizada primeiro por um acidente com FELIPE MASSA, na primeira curva, depois CHRISTIAN KLIEN, da RED BRULL, VITANTONIO LIUZZI, TORO ROSSO e MICHAEL SCHUMACHER. Em segundo lugar chegou KIMI RAIKKONEN; 3º, RALF SCHUMACHER; 4º , NICK HEIDFELD; 5º, GIANCARLO FISICHELLA; 6º, JACQUES VILLENEUVE; 7º , RUBENS BARRICHELLO; 8º , DAVID COULTHARD;  9º, JENSON BUTTON; 10º, CHRISTIJAN ALBERS. 
Levanto muito tarde neste domingo. O resto da manhã é dedicado à leitura dos jornais e das revistas. Não inicio a rotina da impressão de minhas memórias, relativas à semana que passou, na parte da manhã. Vou deixar isso para mais tarde. Procuro digitar os principais acontecimentos de ontem.

Acidentou-se neste domingo o funkeiro MÁRCIO ANDRÉ NEPOMUCENO, o MC MARCINHO, sofendo um acidente de carro no RIO DE JANEIRO. A van na qual ele viajava para um show bateu em um ônibus. O motorista e um primo de MARCINHO morreram no acidente. O cantor foi internado em estado grave.

A vitória de virada do SÃO PAULO em cima do SANTOS, por 3 a 1, no MORUMBI, adiou a decisão do CAMPEONATO PAULISTA para a última rodada, no próximo fim de semana. O resultado manteve as duas equipes no páreo para a conquista do título. Com 40 pontos, o SANTOS só precisa vencer a PORTUGUESA na VILA BELMIRO, no domingo. Com um ponto a menos, o SÃO PAULO tem de vencer o ITUANO, em MOGI MIRIM e ainda torcer por pelo menos um empate do SANTOS contra a LUSA para se tornar bicampeão.

A garotada do CORINTHIANS venceu a PONTE PRETA, no MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS, por 1 a 0, gol de RENATO. A vitória sem graça sobre a PONTE PRETA foi deixada de lado nos vestiários. Todas as atenções estavam voltadas para o jogo que o CORINTHIANS fará, na quinta-feira, dia 6 de abril, diante da UNIVERSIDAD CATÓLICA, do CHILE, em SANTIAGO, pela TAÇA LIBERTADORES. Outros resultados deste domingo: MOGI MIRIM 0 x MARÍLIA 2; SÃO CAETANO 1 x SANTO ANDRÉ 2; PAULISTA 1 x AMÉRICA 2; SÃO BENTO 1 x GUARANI 0; PORTUGUESA  SANTISTA 2 x JUVENTUS 3; PORTUGUESA 1 x ITUANO 0 (A LUSA virou personagem central na reta final da competição. Além de jogar para fugir da queda para a Série A2, o time comandado pelo técnico EDINHO “vestirá” a camisa do SÃO PAULO. Se a PORTUGUESA empatar ou vencer na VILA BELMIRO, poderá tirar o título do SANTOS e entregá-lo para o SÃO PAULO).

O CRUZEIRO se vingou do IPATINGA e é o campeão mineiro de 2006. O título veio hoje, com vitória de 1 a 0, no estádio IPATINGÃO, na região do VALE DO AÇO. O gol do meia WÁGNER, aos 45 minutos do primeiro tempo, devolveu a derrota na final do ano passado. Dessa forma, o CRUZEIRO superou a vantagem do rival, que fez melhor campanha na fase de abertura do Estadual e jogava por dois resultados iguais para ser bicampeão. A primeira partida, quarta-feira, ficou em 1 a 1, no MINEIRÃO.

O astronauta brasileiro MARCOS CÉSAR PONTES disse hoje que não teve qualquer problema na ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL 0 ISS – e que vem conseguindo cumprir a rotina programada a até dormir. PONTES já deu início a cinco das oito experiências programadas para realizar durante seus oito dias no espaço.

A brasileira HELENA HALEVY, morta em um atentado suicida na quinta-feira, foi enterrada hoje no assentamento de KADUMIN, na CISJORDÂNIA, onde morava havia 17 anos. A escolha do local do enterro não foi fácil para a família, pois o assentamento de KADUMIN, que fica perto de NABLUS, não faz parte do mapa do premiê em exercício EHUD OLMERT, que tem um projeto especificando quais os assentamentos que deverão ser retirados e quais serão anexados por ISRAEL no futuro. A família não permitiu a entrada da imprensa no local.

Terminou em tragédia o seqüestro de TOMMASSO ONOFRI, um bebê italiano de 1 ano e 6 meses que foi capturado no dia 2 de março por desconhecidos que, aparentemente, tinham a intenção de pedir um resgate de um milhão de euros ao pai, PAOLO ONOFRI, diretor de uma filial dos Correios da ITÁLIA. A polícia encontrou o corpo da criança, ontem à noite, escondido entre as pedras do Rio ENZA. A angústia dos pais da criança terminou apenas na noite de ontem, sábado, e deu lugar à dor, que refletida em um grito do pai, quando soube da notícia, segundo pessoas próximas da família. O sofrimento pela situação do bebê durou um mês, mas os bandidos nunca chegaram a fazer o pedido do resgate, porque mataram a criança duas horas após capturá-la. TOMMASSO foi morto a golpes de pá porque seu choro irritava seus seqüestradores. O caso ocorreu no povoado de CASALBARANCOLO, localizado entre as cidades de PARMA e REGGIO EMÍLIA, no norte da ITÁLIA.   

Cerca de 80 mil pessoas se reuniram na PRAÇA DE SÃO PEDRO, no VATICANO, para lembrar um ano da morte do PAPA JOÃO PAULO II. À frente da homenagem, o PAPA BENTO XVI conduziu um ato com missa, leitura de passagens da vida de KAROL WOJTYLA, cânticos e orações. Tributos foram prestados em todo o mundo, sobretudo na POLÔNIA, terra natal do papa morto. Da janela de seus aposentos, BENTO XVI concluiu um rosário e começou a discursar sobre seu “amado” antecessor na exta hora de sua morte, há um ano: 21:37 horas (18:37 em BRASÍLIA). “A memória dele continua presente em nossa mente e coração, elevando, sobretudo nos jovens, o entusiasmo pelo bem e a vontade de se seguir JESUS e seus ensinamentos”. Lembrou da doença de que sofria WOJTYLA, o mal de PARKINSON, cujas complicações o levaram à morte. “Sua enfermidade, enfrentada com valentia, nos ensinou a estar mais atentos a toda dor física e espiritual. Ele deu ao sofrimento dignidade e valor”. De manhã, durante o ÂNGELUS tradicional de domingo, o papa lembrou da Semana Santa de 2005, quando JOÃO PAULO II deu a bênção pela televisão, já sem conseguir falar por causa do estado de saúde deteriorado. “Foi a bênção mais dolorosa, que nos deixou o testemunho extremo de sua intenção de levar seu trabalho até o fim”.

LIBERTADA a jornalista americana JILL CARROL, de 28 anos, depois de passar 82 dias sob o poder de seqüestradores o IRAQUE. Ela foi solta após a libertação de algumas mulheres presas no país, atendendo a reivindicação dos seqüestradores. No IRAQUE.

SANCIONADA pelo presidente francês a lei do primeiro emprego, apesar das manifestações contrárias em todo o país no último mês. CHIRAC solicitou que a medida não seja aplicada até que o Parlamento altere os pontos mais criticados – por exemplo, reduzindo o período de estágio de dois anos para um. Em PARIS.

2 007     ;       SEGUNDA-FEIRA
Lendo os e-mails recebidos nesta manhã, vamos encontrar duas mensagens: uma do CAPITÃO ANDRÉ DIAS, de MINAS GERAIS, e outra do TENENTE MARCELO, de FLORIANÓPOLIS.
Com muito calor, vamos para SÃO PAULO. Uma composição do Metrô ficou sem tração e enguiçou na plataforma da estação SANTANA, no sentido TUCURUVI, na LINHA 1 (JABAQUARA-TUCURUVI), nesta manhã. Durante cerca de 45 minutos, a linha opera com tempo, entre as composições, maior do que o normal. O incidente ocorreu às 9:04 horas. Os passageiros foram obrigados a descer. Em seguida, a composição foi rebocada.
Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Estou preocupado com a publicação do EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL, em 30 de abril, no DIÁRIO OFICIAL. O diretor de Comunicação Social, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM esteve no JORNAL e pouca coisa fez. Nem deixou o ofício endereçado ao diretor superintendente do DIÁRIO OFICIAL. O NACLÉRIO é mesmo um sujeito muito complicado. Apenas trouxe o e-mail de uma mulher que é encarregada de receber esses pedidos. Vamos encaminhar, via correio eletrônico, o teor do ofício e do edital de convocação, que deve ser publicado em DO, conforme determina o estatuto. Por volta das 13 horas, vou almoçar com os oficiais do MMDS e entabular os negócios para o mês de abril. Depois, com AMÉRICO, passo pela AORRPM. Recebo hoje, de dona IZA, a cópia do IMPOSTO DE RENDA encaminhado à Receita Federal.
Retornando ao MMDC, agora com a presença do GINO STRUFFALDI e do CORONEL PM MENDES, há uma certa correria em torno dos diplomas das medalhas que deverão ser entregues no dia 11 de abril na Praça JOHN LENNON, em solenidade programada pelo CPAM-5. A 5ª EM/PM encaminha os diplomas, que são assinados pelo presidente da Diretoria Executiva e pelo secretário da Comissão das Medalhas.
Telefona, do RIO DE JANEIRO, o CORONEL RÉGIS LÉRMEN. Quer definir nossa ida à solenidade marcada para 24 de maio, no CLUBE MILITAR, onde serão entregues cerca de 50 medalhas MMDC. Ele quer preparar a compra das passagens de avião para o dia 24 de maio. Estuda a possibilidade de ter como palestrante no dia do evento JARBAS PASSARINHO.

Mais que o processo de desmilitarização do setor, o governo está preocupado com o reflexo do racha entre controladores e oficiais da Aeronáutica para a segurança de vôo no País. Segundo o presidente da INFRAERO, BRIGADEIRO JOSÉ CARLOS PEREIRA, o principal objetivo das autoridades é manter o bom funcionamento do sistema. “Os controladores não podem trabalhar sob stress, pois o risco para a população pode ser grande”, disse ele, após audiência pública sobre as obras na pista do Aeroporto de CONGONHAS. 
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA passou todo o dia de hoje tentando conter a insatisfação entre os oficiais da Aeronáutica e evitar que as concessões aos controladores de vôo, amotinados na sexta-feira à noite, contamine os demais comandos militares. LULA convocou para reunião, no final da tarde, os comandantes do Exército, da MARINHA e da AERONÁUTICA para tentar reforçar a autoridade dos oficiais junto à tropa.  

Indícios de que ONGs envolvidas em irregularidades na administração de 31 cadeias de SÃO PAULO, entre 2000 e 2006, estariam migrando para outras unidades prisionais, levaram o deputado estadual e major da PM OLÍMPIO GOMES a protocolar, hoje, requerimento solicitando à FEBEM informações sobre quem são as organizações que estão atuando junto aos internos. A fundação terá 30 dias para responder. O MAJOR PM OLÍMPIO GOMES vai entrar também com ação popular na Justiça, pedindo que todos os contratos firmados entre o Estado e as ONGs no sistema prisional sejam suspensos até que as denúncias de irregularidades sejam apuradas.

Unidos pela dor de perder a mãe, a dona-de-casa MARIA LUÍSA DOS SANTOS, de 57 anos, três irmãos fizeram um juramento: não deixar o assassino impune. Hoje pela manhã, EDIVALDO DOS SANTOS, de 30 anos, MANOEL BENEDITO DOS SANTOS, de 33, e ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS, de 37, cumpriram a promessa e prenderam o próprio pai, o aposentado ALCINO BENEDITO DOS SANTOS, de 66.
ALCINO ainda tentou convencer os filhos a não o entregarem para a polícia, mas não adiantou. Levado para o 73º DP (NEVES) ele acabou confessando ter matado a mulher. “Agora, quero que ele apodreça na cadeia, sem receber uma visita sequer”, disse ANTÔNIO CARLOS.
O crime ocorreu no último dia 26. Por volta das 4 horas, MARIA LUÍSA e ALCINO saíram de casa, no bairro PONTAL, em SÃO GONÇALO, para ir ao médico. Quando passavam pela passarela do GRADIM, na Rodovia NITERÓI-MANILHA, a mulher foi atacada: além de três facadas, a dona-de-casa levou dois tiros na testa. O corpo foi encontrado horas depois e, assim que souberam do crime, os filhos do casal apontaram o culpado. “Sabíamos que só podia ser ele. Vivia destratando a minha mãe, agredindo-a”, contou EDIVALDO. ALCINO não apareceu mais em casa. Os filhos logo começaram a pensar numa maneira de localizar o pai. E acabaram bolando um plano: um deles ligou para a agência do ITAÚ onde ALCINO tem uma conta para receber a aposentadoria e, passando-se por correntista, bloqueou o cartão. “Aí, foi só esperar o dia dele receber. Sem o cartão, teria que ir ao banco de qualquer maneira para sacar o dinheiro”, contou EDIVALDO.

O deputado federal CLODOVIL HERNANDES (PTC-SP) recebeu alta da Clínica SANTÉ, onde estava desde a quarta-feira, dia 28 de março; embora o local seja especializado em cirurgia plástica, ele foi internado com suspeita de dengue, devido aos sintomas de febre alta e dores no corpo.

O medalhista olímpico RÓBSON CAETANO e o técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA prestigiaram o coquetel de lançamento do livro OURO OLÍMPICO – A HISTÓRIA DO MARKETING DOS AROS, de MARCUS VINÍCIUS FREIRE e DEBORAH RIBEIRO, na Livraria da Travessa, no SHOPPING LEBRON, no RIO, neste segunda-feira. Estiveram presentes no lançamento outras personalidades do esporte como CARLOS ARTHUR NUZMAN, presidente do COB, atletas e ex-atletas como a medalhista olímpica SANDRA PIRES.

O VATICANO informou hoje estar encerrada a investigação sobre a vida do PAPA JOÃO PAULO II, finalizando a primeira fase do processo de beatificação do pontífice polonês. Segundo a imprensa italiana, a conclusão dessa etapa foi feita em tempo recorde, permitindo que KAROL WOJTYLA seja declarado beato nos próximos meses, e canonizado (caso se torne santo) até 2010. A cerimônia, realizada na Igreja de SÃO JOÃO DE LATRÃO, em ROMA, foi acompanhada por centenas de fiéis, entre eles a freira francesa MARIE SIMON PIERRE, que se diz curada do mal de PARKINSON por intervenção do PAPA. Milhares de páginas de um processo com documentos e depoimentos foram lacrados em público e serão enviados para a Congregação das Causas dos Santos, onde comissões de especialistas examinarão os conteúdos.    
  
Três crianças foram vítimas de balas perdidas, na GRANDE SÃO PAULO, entre a noite de domingo, dia 1º de abril e a manhã de hoje, mas não correm risco de morte. Em um dos casos, duas irmãs de 6 e 11 anos, saíam de um culto evangélico, em DIADEMA, ABC, quando começou um tiroteio na rua. No outro, uma menina de 3 anos, que estava no colo da mãe, levou um tiro de raspão na cabeça no momento em que passavam próximo a um mercadinho que havia sido assaltado, em ITAPECERICA DA SERRA. Três adultos também ficaram feridos.

O SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA lançou 60 mil medalhas comemorativas em homenagem à visita do PAPA BENTO XVI ao BRASIL, que ocorrerá entre 9 e 13 de maio. O artefato é feito de latão, pode  ser banhado de ouro, prata ou bronze e é certificado pelo arcebispo de APARECIDA, dom RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS. As vendas são feitas pela Internet e por telefone. O preço, que varia entre R$98 e R$300, não assustou os fiéis: em 20 dias, já foram vendidas 2 mil peças. Idealizada pelo santuário, a lembrancinha foi desenvolvida pela empresa TELEPOST e teve participação ativa de membros da igreja. De acordo com o diretor da empresa, PAULO BRAGA, as 60 mil medalhas não serão suficiente para o desejo dos fiéis. “Quando o PAPA JOÃO PAULO II esteve no BRASIL foram vendidas 1,5 milhão de medalhas”, conta.

Fiéis rezaram hoje, na PRAÇA DE SÃO PEDRO, no VATICANO, durante a missa celebrada pelo segundo aniversário da morte do PAPA JOÃO PAULO II. O evento reuniu cerca de 30 mil pessoas. Muitas delas viajaram da POLÔNIA para participar da celebração.

O governo das ILHAS SALOMÃO, no PACÍFICO SUL, afirmou que o número de mortos no terremoto seguido de um tsunami que atingiu hoje pela manhã o arquipélago deve aumentar. Foram registradas 20 mortes até o final do dia, mas ainda há um número desconhecido de desaparecidos nas aldeias inundadas. De acordo com o governo, cerca de 900 casas foram destruídas e 5 mil pessoas foram afetadas pelo tsunami. As ILHAS SALOMÃO têm uma população de 552 mil habitantes. Ondas de até dez metros de altura emergiram cinco minutos após o primeiro tremor, à 7:40 horas (hora local). O tremor inicial, de 8 graus na Escala RICHTER, foi seguido por outro de 6,7 graus, sete minutos depois. A região mais afetada foi a ILHA DE GIZO, a noroeste da Capital, HONIARA.

Um atentado suicida na cidade de KIRKUT, norte do IRAQUE, deixou hoje pelo menos 14 mortos e 187 feridos. Entre os mortos está uma menina recém-nascida. Várias criançasque saíam da escola ficaram feridas na explosão. O suicida lançou um caminhão-bomba contra um complexo policial da cidade.

“Recuperaremos aquilo que nos pertence”. Com esta promessa – alusão explícita às ILHAS MALVINAS – o vice-presidente DANIEL SCIOLI marcou as cerimônias oficiais do 25º aniversário da invasão Argentina do arquipélago, que há 174 anos é controlado pela GRÃ-BRETANHA. Em USHUAIA, na Província da TERRA DO FOGO, SCIOLI representou o presidente NÉSTOR KIRCHNER nas cerimônias e sustentou que a ARGENTINA recorrerá a meios pacíficos para recuperar as MALVINAS, denominadas FALKLANDS pelos britânicos. KIRCHNER não compareceu. Os analistas indicaram que o motivo da ausência foi a presença de centenas de professores das escolas públicas da PATAGÔNIA, que há semanas desafiam o governo para pedir aumento salarial. KIRCHNER teria preferido faltar à homenagem a correr o risco de ser vaiado pelos professores numa cerimônia cujas imagens percorreriam todo o mundo.

O ator JOHN TRAVOLTA fez um pouso de emergência nesta segunda-feira. Ele pilotava seu BOEING 707, quando teve de aterrissar no aeroporto de SHANNON, na IRLANDA, após notar que uma das turbinas estava em pane. Este é o segundo susto aéreo que o ator passou. O primeiro foi em 1999, quando seu jato privado perdeu uma turbina em pleno vôo. 

2 008     :      -     QUARTA-FEIRA
A participação no GRUPO BARRO BRANCO faz com que o e-mail da yahoo fique entupido com dezenas de mensagens. Além disso, está aumentando também o número de pessoas que me mandam e-mails pelo celmario@gmail.com e isso está me tomando um tempo bem maior do que antes. Mesmo assim dou conta do recado.
Hoje é um dia diferente. Não irei à Sociedade Veteranos de 32-MMDC porque tenho uma consulta marcada com a doutora JULIANA, no período da tarde. Apressado, sempre temendo o trânsito na DUTRA e na MARGINAL TIETÊ, vou chegar no CENTRO MÉDICO por volta das 13:20 horas (a consulta está marcada para 14:30 horas). Depois de muitos anos sem ver o CORONEL PM Res DAVID VARGAS, vou cruzar com ele no hospital. Diz que está com problema no ouvido. Difícil conversar com o DAVID por causa disso. Mesmo assim lembramos do episódio que passamos no Destacamento do HIPÓDROMO, nos anos 1970, quando fomos acionados para verificar um assalto a dois bancos na Rua PIRATININGA, no BRÁS. CARLOS LAMARCA, terrorista temido, comandava dois assaltos a bancos. Num deles, matou friamente um guarda-civil. Também cruzo novamente com o tio do CAPITÃO PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS. Ele é irmão do CORONEL PM Ref ÉDSON TENÓRIO DOS SANTOS, pai do HÉLIO. Isso ajuda a passar o tempo, pois cada um conta alguns de seus episódios na antiga Força Pública. Ele recorda de NORBERTO NICOLACCI, seu outro irmão, CORONEL PM LUIZ TENÓRIO DE BRITO e um número grande de oficiais da velha guarda.
A doutora JULIANA vai me atender somente depois das 15 horas. Examina o local da cirurgia plástica e receita uma pomada para passar num local que ainda não fechou completamente. Marca retorno para o dia 16 de abril. Vê o resultado da biópsia do carcinoma e diz que está tudo bem.  
Compro a pomada receitada numa farmácia em SANTANA, perto do metrô e regresso para casa.

Em noite de pouca inspiração, o SÃO PAULO sofreu hoje para superar o paraguaio SPORTIVO LUQUEÑO, por 1 a 0, no MORUMBI, e manter a liderança do Grupo 7 da Taça LIBERTADORES DA AMÉRICA. O gol da dramática vitória do TRICOLOR só saiu nos acréscimos do jogo, aos 48 minutos do segundo tempo, quando o Imperador ADRIANO marou de cabeça, bem ao seu estilo.

O PALMEIRAS se livrou do CENTRAL em grande estilo, com uma goleada por 5 a 1, em CARUARU. Com o triunfo fora de casa, o ALVIVERDE eliminou o jogo da volta, que aconteceria na próxima quarta-feira, no PALESTRA ITÁLIA. Assim, o VERDÃO já está garantido nas oitavas-de-final da COPA DO BRASIL, à espera do próximo adversário, que sairá do confronto entre BRASILIENSE e SPORT. Hoje, no primeiro jogo, o time de RECIFE levou a melhor por 2 a 1, fora de casa.

O juiz MAURÍCIO FOSSEN, da 2ª Vara do Júri de SANTANA, na zona norte de SÃO PAULO, decretou hoje a prisão temporária, por 30 dias, de ALEXANDRE CARLOS NARDONI, de 29 anos, e ANNA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOBÁ, de 23. Eles passaram a ser os principais suspeitos da morte da filha de ALEXANDRE, ISABELLA NARDONI, de 5 anos. A garota morreu no sábado, após ser jogada do 6º andar do Edifício LONDON, na VILA MAZZEI – a queda ocorreu a partir da janela do quarto dos irmãos, que teve a tela de proteção cortada.
A prisão foi determinada para evitar o sumiço de provas importantes do caso e a polícia reconstituiu hoje à noite a cena da morte. As investigações também passam a ocorrer em segredo de Justiça.

A Prefeitura de PRAIA GRANDE, na BAIXADA SANTISTA, não teme nova epidemia de dengue após o anúncio do primeiro caso fatal da doença em 2008 no Estado de SÃO PAULO. Uma jovem de 18 anos morreu na cidade em conseqüência de complicações da dengue clássica há cerca de um mês, embora a notícia só tenha sido divulgada ontem. Outras duas mortes (em BARUERI e OSASCO) estão sendo investigadas.
Com 472 casos de dengue confirmados até agora, ARARAQUARA, na região de RIBEIRÃO PRETO, é a cidade paulista com o maior número de registros neste ano. Desse total, 469 são autóctones e 3 importados de outras cidades. Existem ainda 83 casos suspeitos. Para tentar conter o avanço da doença, um mutirão começou no domingo. As confirmações da doença aumentam mês a mês: 110 em janeiro, 168 em fevereiro e 190 em março.
O número de notificações de dengue no Estado do RIO subiu de 43.523 para 57.010 na última semana. Apenas no município, entre terça-feira e hoje, foram mais 2.363 notificações.

A polícia prendeu hoje o comerciante ALEXSANDRO BEZERRA DA SILVA, de 31 anos, o quarto acusado de participar do furto de dois quadros da sede do MASP, em 20 de dezembro de 2007. ALEXSANDRO não invadiu o museu na Avenida Paulista, mas admitiu ter emprestado uma casa em FERRAZ DE VASCONCELOS, aos ladrões para esconder as telas “RETRATO DE SUZANNE BLOCH”, de PABLO PICASSO, e “O LAVRADOR DE CAFÉ”, de CÂNDIDO PORTINARI. O esconderijo foi descoberto no dia 8 de janeiro.

Dono de uma escolinha de futebol, o ex-PM MARCOS DIAS DOS SANTOS, de 44 anos, foi morto na frente de seu filho, de 11 anos, e de outras 20 crianças, na tarde de ontem, em MONTE APRAZÍVEL, a 474 km da capital. O crime ocorreu às 18:30 horas, dentro do estádio municipal, onde funciona a escolinha. Três homens chegaram em um GOL, com placas de SÃO PAULO, e abordaram SANTOS. Um deles estava armado e tentou obrigar o ex-PM a entrar no carro. Mas ele se recusou e houve uma discussão. SANTOS, então, foi executado com pelo menos nove disparos. Os tiros atingiram a cabeça, o peito, os braços e as pernas do empresário. Ele morreu no local. 

O tenista espanhol RAFAEL NADAL, número 2 do mundo, chegou às semifinais do MASTERS SERIES DE MIAMI. Hoje ele derrotou o norte-americano JAMES BLAKE, número 9 do ranking. Seu adversário será o vencedor da partida entre o checo TOMAS BERDYCH, número 10, e o russo IGOR ANDREEV, 32º. No feminino, a sérvia JELENA JANKOVIC, número 3, foi beneficiada pela desistência da russa ELENA DEMENTIEVA, 11ª, que teve problemas nas costas e saiu8 do jogo quando perdia. A adversária de JANKOVIC será uma russa vencedora que sairá da partida entre VERA ZVONAREVA, 20ª, e DINARA SAFINA, 13ª.

Milhares de fiéis participaram hoje, na PRAÇA DE SÃO PEDRO, no VATICANO, da missa celebrada pelo PAPA BENTO XVI em homenagem ao terceiro aniversário da morte do PAPA JOÃO PAULO II. O PAPA falou sobre a “excepcional sensibilidade espiritual e mística” do antecessor e também das “numerosas qualidades humanas e sobrenaturais” de JOÃO PAULO II.

Começou hoje a missão humanitária liderada pela FRANÇA para salvar a ex-senadora INGRID BETANCOURT, cuja vida “é questão de horas”, segundo seu filho, LORENZO DELLOYE. A informação foi dada num breve comunidado do Palácio do ELISEU, sede da Presidência francesa, dizendo que a missão para chegar à refém das FARC é empreendida junto com ESPANHA e SUÍÇA. A FRANÇA não deu detalhes sobre a operação, nem informou se as FARC irão colaborar. A operação recebera o aval da COLÔMBIA na véspera, como presidente ÁLVARO URIBE a descrevendo como uma missão médica, mas há especulações se ela traria INGRID de volta à liberdade. 
Renunciou o primeiro-ministro da IRLANDA, BERTIE AHERN. Ele sucumbiu às acusações de ter recebido propinas entre o fim dos anos 1980 e o início dos 1990, quando ocupava o Ministério das Finanças. HAERN alega inocência e diz que, agora, apenas se dedicará a prová-la. Um dos artífices da paz com a IRLANDA DO NORTE, ele comandou seu país por onze anos.

2 009          :        -         QUINTA-FEIRA
Na madrugada, assisto os capítulos 11 e 12 de “24 HORAS”, sétima temporada. Depois de várias tentativas no sentido de demover a presidente dos ESTADOS UNIDOS de derrubá-lo do poder, JUMA, ditador em SANGALA, hipotético país da ÁFRICA, com ameaças de ataques terroristas conjurados por JACK BAUER, agora é o próprio JUMA, ferido em sua ânsia de se perpetuar do poder, que ataca surpreendentemente a CASA BRANCA e faz a presidente refém.
Essa mania de assistir “24 HORAS” e gravar os capítulos que estão passando nos EUA (aqui no BRASIL o capítulo número 1 dessa temporada somente irá ao ar no dia 14 de abril), vai fazer com que apenas levante às 10 horas. Os meus trabalhos no computador ficam em parte prejudicados
Chego no MMDC por volta das 13 horas. Encontro os eletricistas colocando a linha telefônica no andar térreo. Eles ainda não terminaram o trabalho na Sociedade. Quanto aos pedreiros que viriam arrancar o piso, a mando da arquiteta responsável pela reforma do prédio, eles não aparecem hoje.
GINO e MENDES deverão ir até o FORTE ITAIPU para assistir uma solenidade nesta noite. Não me convidam para lhes fazer companhia e, mesmo que convidassem, eu não iria porque amanhã haverá uma solenidade na APMBB por volta das 7 horas. Combinamos, por telefone, um encontro na estação do Metrô PARADA INGLESA, por volta de 6:45 horas.
Estudo a documentação que a família do ex-combatente ÁLVARO DA ROCHA SUNDFELD trouxe para fins de expedição de uma certidão comprovando sua participação na Revolução Constitucionalista de 1932. Em vários recortes do jornal “O MOVIMENTO”, de PIRASSUNUNGA, de 1934/1935, dão conta que ele lutou na região de BURI. Gravemente ferido, foi socorrido à SANTA CASA de CURITIBA, conforme consta de um telegrama de 1932. Escrevia para o jornal com o codinome de VERNEQUE. ÁLVARO faleceu no dia 26 de junho de 1964. Faço a minuta da certidão.
Estivemos atrapalhados com a falta da linha telefônica e também com  contactação com a Internet (por causa do trabalho dos eletricistas), pois as pessoas ligam para a Sociedade e o telefone está mudo. Nós também não podemos fazer ligações. Somente depois das 16 horas é que é restabelecido o sistema. KELLER vem nos visitar em momento impróprio. Estamos atendendo uma pessoa que procura localizar um seu parente, que pertenceu a uma unidade do Exército. Não é fácil convencer essa pessoa que nada temos quanto aos combatentes que pertenceram ao Exército.
COLOMBO sabe que assisti já os doze primeiros capítulos de “24 HORAS” – SÉTIMA TEMPORADA. Compra um pen-drive de 8 gigabites para que faça o transporte desses capítulos do meu computador para esse aparelho.
Por volta das 16:20 horas estou fazendo a viagem de volta para GUARULHOS.
Este é um dos e-mails que recebo hoje:
ALELUIA..... ELES ACORDARAM..
Francisco Batista Torres de melo escreveu:
HOMENAGENS AO HERÓICO TENENTE MENDES JUNIOR Doc. N.º 64 – 2009
WWW.FORTALWEB. COM.BR/GRUPOGUARARAPES
O GRUPO GUARARAPES encontra-se alegre, engalanado, em festa, pois estão homenageando um Herói Nacional, que morreu lutando para salvar a democracia e se imolou para salvar seus subordinados.
EXÉRCITO E POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO irão prestar continência ao TENENTE ALBERTO MENDES JR. Parece um sonho de mil e uma noites. O primeiro fará uma homenagem no Batalhão de Polícia do Exército ao referido oficial, nas comemorações dos 45 anos da contra-revoluçã o de 1964. O GRUPO GUARARAPES fica ao lado do Exército, em posição respeitosa aos preitos que se prestarão ao HERÓI.
Quanto ao busto que será colocado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo, em 10 de maio de 2009, no mesmo dia da morte do Tenente Mendes, é uma conquista do GRUPO BARRO BRANCO, e dará mais brilho à secular e gloriosa Instituição. Parabéns aos queridos policiais da Polícia Militar de São Paulo.
Um pouco de história. Descoberta a existência de um campo de treinamento de guerrilha no Vale da Ribeira, em abril de 1970, tropas foram deslocadas para a região, inclusive da POLÍCIA MILITAR de SÃO PAULO. Às dez e meia da noite de 8 de maio de 1970, o desertor e traidor LAMARCA, comandante da guerrilha, abre fogo contra o pelotão comandado pelo Tenente MENDES JUNIOR. Quando o tiroteio terminou, oito PM tinham-se enfiado na mata, catorze se encontravam feridos, e dezoito se renderam. Fez-se uma trégua, para socorro aos feridos. O Tenente, preocupado com o destino dos prisioneiros PM, volta e se entrega a Lamarca, que o tomou como refém. No dia 10 de maio, o guerrilheiro Yoshitone Fugimori, (o Joel) esmaga, pelas costas e de maneira covarde, a cabeça do Tenente Mendes Junior, a coronhadas de fuzil. O Tenente MENDES JUNIOR foi morto com o crânio esfacelado. Jacob Gorender, na página 238 de seu livro - COMBATE NAS TREVAS - analisa o "justiçamento" do TENENTE MENDES JUNIOR e afirma: "O pequeno grupo chefiado pelo capitão Lamarca agiu segundo a norma com todos os soldados aprisionados. Menos com o tenente da Polícia Militar, surpreendido por uma coronhada na cabeça, desferida pelas costas e que o deixou inconsciente e morto pelas coronhas seguintes". Mataram COVARDEMENTE e sempre assim agem.
No tempo do comando do Coronel Torres de Melo, da PMSP, havia e deve haver ainda hoje, uma solenidade no cemitério do ARAÇÁ, em São Paulo, no DIA DOS MORTOS. Rezava-se no túmulo dos heróis daquela Corporação (todos que morriam em defesa da sociedade paulista e brasileira) e depois em procissão ia-se ao túmulo do Tenente MENDES JUNIOR. Lá se encontrava, chorando, um casal idoso, pais do Tenente. Filho único e por isso maior a dor do casal que teve seu filho morto pelas costas. Abraçava-se o casal e, em procissão, voltava-se ao MAUSOLÉU dos HERÓIS. Não se pode esquecer a voz do capelão – MONSENHOR LUIS – cantando as músicas sacras que ecoavam em todo o cemitério.
HOMENAGEAR CRIMINOSOS É A DESTRUIÇÃO DA NAÇÃO!
HOMENAGEAR OS HERÓIS DIGNIFICA OS HOMENS!
CONFIRMOU-SE QUE A VERDADE VENCE A MENTIRA.
"O que diz a VERDADE manifesta a JUSTIÇA, mas a testemunha falsa, a fraude". Provérbios 12:17.
LAMARCA É A FRAUDE! MENDES JUNIOR É A VERDADE E A JUSTIÇA!

ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº 12 58 93, Cartório do 1º registro de títulos e documentos, em Fortaleza. Somos 1.676 CIVIS – 49 da Marinha – 465 do Exército – 49 DA Aeronáutica; total 2.239. In memoriam30 militares e 2 civis. batistapinheiro30@ yahoo.com. br www.fortalweb. com.br/grupoguar arapes 31 de março de 2009
2abrilpedro ramos para mim
mostrar detalhes 23:46 (23 horas atrás) Responder
Mestres, é com imenso prazer que tentarei enviar-te as poucas fotos de um dia tão especial na vida de cada discente, do Curso de Historia da Universidade Unicastelo, ocorrida em 01 de Abril de 2009. Talvez vocês não tenham noção de qto que foi e estar sendo a repercursão da estadia de vcs conosco. Ainda hoje dia 02, muitos comentários a respeito do dia de ontem, muitos chegavam a comentar que pareciam estar anestesiados, como se estavam hj dia 02 acordando de um sonho, ou seja, vocês fizeram muitos viajar ontem na imaginação sem sair do lugar.
A atitude da Profª Drª CELIA CARDOSO, nunca presenciamos entre tantas visitas que ocorrera nesses 03 anos, ela estava simplesmente emocionada. Mais que nunca, Eu já tinha admiração por vc, mais que nunca passei a ser fã de vcs.
Este Power Point que irei enviar, é o mesmo que acabei de enviar para o email da nossa sala, que é ucbhistoria@gmail.com. Se puderem tbem estar nos enviando algum material ou ate mesmo datas como dia 23 maio, não excite em nos convidar. Sei que logo em breve os Srs irão abrilhantar novamente a nossa universidade, não mais para uma sala e sim todos Historiadores da Castelo. Um forte abraço de seu pequeno grande admirador Pedro. PM Medeiros. Meu email é policialmedeiros@gmail.com

GINO manda o seguinte e-mail: Fortaleza de Itaipú – 02-04-09 Estavam presentes, além de altas autoridades civis, o General de Exército Antonio Gabriel Esper – Comandante Militar do Sudeste; General de Divisão João Carlos Vilela Morgero – Comandante da 2ª. Divisão de Exército; General de Brigada Nelson Santini Junor – Comandante da 1ª. Brigada de Artilharia Anti-Aérea; General de Brigada José Julio Dias Barreto – Chefe do Estado Maior do CMSE; Cel. Edison Luiz da Rosa, assessor do Comando Militar do Sudeste; Ten. Cel. José Henrique Domingos de Medeiros – Cmt do 2° Grupo de Artilharia Antiaérea e Fortaleza de Itaipu. O evento foi realizado em homenagem às Forças Armadas e Forças  Auxiliares, em comemoração à Semana do Exército. A tropa desfilou ao som de “Paris Belfort”, hino da Revolução Constitucionalista de 32, por determinação do anfitrião, General Santini, simpatizante da Gloriosa Revolução Constitucionalista de 32. Foi dada uma salva com 21 tiros de canhão. Usaram da Palavra o Dr. Benedito Marques Ballouk Neto, Eminente Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo; o General de Brigada Nelson Santini Junior– Cmt da 1ª Bda de A A Ae e o Gen de Exército Antonio Gabriel Esper – Cmt Militar do Sudeste.

Pela Internet leio no Diário Oficial a transferência para a reserva do CORONEL PM ELIAS MILLER DA SILVA, Cmt do CPI-9. Nasceu em 10 de abril de 1957. Entrou na PMESP no dia 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 24 de maio de 1987; CAPITÃO – 24 de maio de 1993. Não tenho a data de sua promoção a major. TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2007; CORONEL – 29 de novembro de 2008.  
Durante a noite, copio os capítulos números cinco a doze do seriado “24 HORAS- SÉTIMA TEMPORADA” para o COLOMBO.

Comandante da PM é cidadão ribeirãopretano
O deputado Rafael Silva (PDT) participou, no dia 2/4, da sessão solene convocada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto que concedeu o título de cidadão ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Antonio Diniz.
Para o parlamentar, “é uma justa homenagem que a câmara municipal faz a uma autoridade que não somente é importantíssima para a cidade e região, mas para todo o Estado, pois é um exemplo de policial com passagem  significativa pelo comando da corporação”.
O coronel Diniz nasceu na cidade de Porto Ferreira. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em fevereiro de 1976. Foi declarado aspirante a oficial em 1978 e, após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais, foi promovido a coronel PM em 17 de abril de 2004.
Em julho de 2005, o coronel Diniz foi o comandante do CPI 3 – Ribeirão Preto, cargo que ocupou até agosto de 2006. “Nesse período, tivemos uma aproximação maior com o coronel Diniz e aprendemos a admirá-lo ainda mais”, comentou o parlamentar.
“A câmara municipal está de parabéns por conceder o título de cidadão ao coronel Diniz”, finalizou Rafael Silva.

Foi uma vitória suada, apertada, mas que pode valer a classificação do SANTOS para as semifinais do PAULISTAO. O PEIXE venceu hoje o confronto direto contra a PORTUGUESA, por 1 a 0, na VILA BELMIRO, e chega à última rodada do campeonato dentro do G-4, dependendo apenas de suas próprias forças para se classificar. Uma vitória simples diante da PONTE PRETA, domingo, em CAMPINAS, garante a vaga do PEIXE, desde que sua vantagem sobre a LUSA no saldo de gols (10 contra 9) seja mantida. As duas equipes estão empatadas em número de pontos (34).

Com direito a sufoco no final, o SÃO PAULO venceu o GUARATINGUETÁ, hoje, por 2 a 1, no MORUMBI, e conseguiu garantir, com uma rodada de antecedência, a classificação para a semifinal do PAULISTÃO. Com o resultado, o TRICOLOR chegou aos 39 pontos e agora briga para acabar a fase em segundo lugar – o CORINTHIANS tem 38.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje em entrevista na Embaixada do BRASIL em LONDRES, após a apresentação do documento final da reunião do G-20 (grupos dos países desenvolvidos mais os principais emergentes), que gostaria de entrar para a história como o primeiro presidente brasileiro cujo governo vai emprestar dinheiro para o Fundo Monetário Internacional. A declaração foi feita após o G-20 decidir destinar 1,1 trilhão de dólares (2,4 trilhões de reais) à economia mundial por meio de instituições como o FMI e o BANCO MUNDIAL. A medida servirá para socorrer países afetados pela crise financeira. Mas o valor deve chegar a 5,5 trilhões de dólares (12,2 trilhões de reais) até o fim de 2010.     

A primeira-dama americana, MICHELLE OBAMA, rompeu hoje o protocolo durante seu encontro com a rainha britânica, ELIZABETH II. Na chegada ao Palácio de BUCKINGHAM, em LONDRES, em sua primeira visita à família real britânica, o casal OBAMA foi recepcionado pela rainha e seu marido, o príncipe PHILLIP.
Enquanto os dois comentavam sobre compromissos oficiais, MICHELLE e a rainha trocaram elogios sobre seus sapatos. Então, a primeira-dama, 30 centímetros mais alta, colocou os braços na cintura da rainha. Após um momento de estranheza, ELIZABETH retribuiu o gesto.
Um dos casos mais notórios foi o do ex-primeiro-ministro australiano PAUL KEATING, que em 1992 ousou envolver a rainha em seus braços. Pelo atrevimento, ganhou da imprensa britânica o apelido de ‘O Lagarto de Ox’.
Em 2004, foi a vez do ex-presidente francês JACQUES CHIRAC ser alvo de duras críticas por ter quase encostado na rainha após uma reunião entre os dois. Hoje, de acordo com a rede de TV BBC, antes de deixar o Palácio de BUCKINGHAM, MICHELLE se despediu da rainha. “Gostei muito do nosso encontro”. ELIZABETH II retribuiu. “Não deixe de dar notícias”. 

O PAPA BENTO XVI celebrou uma missa em memória de seu “amado predecessor”, JOÃO PAULO II, morto em 2 de abril de 2005 após mais de 26 anos de pontificado. O PAPA afirmou que JOÃO PAULO “não aceitou jamais compromissos quando se tratou de proclamar e defender a verdade”. Após a missa, BENTO XVI visitou o túmulo do antecessor.

O saxofonista BUD SHANK, figura de destaque no jazz dos anos 1950, morreu nesta noite, vítima de falência dos pulmões. Tinha 82 anos e estava em casa, na cidade de TUCSON, no ARIZONA. Músico versátil e de espírito aventureiro, SHANK também tocava flauta e durante um período produtivo como músico de estúdio fez solo no hit CALIFÓRNIA DREAMING, do MAMAS AND THE PAPAS, nos anos 1960. Interessado na música sem fronteiras, ele gravou com o violonista brasileiro LAURINDO ALMEIDA, muito antes de a bossa nova se tornar popular nos EUA, e com o citarista indiano RAVI SHANKAR.

2 010       :         SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Para os católicos, a sexta-feira da PAIXÃO é um dos momentos mais emblemáticos, quando muita gente fica sem comer carne como forma de penitência. As encenaçõres da morte e crucificação de JESUS se popularizaram tanto que várias cidades contam com espetáculos a céu aberto. E o trabalho é levado tão a sério que atores e diretores começam a ensaiar até seis meses antes. O ator-diretor MARKS OLIVEIRA, de 34 anos, tem dupla função no espetáculo de GUARULHOS. Além de dirigir os mais de 400 profissionais, ele é o protagonista da história. Para convencer na pele de JESUS CRISTO, MARKS conta que fica sem comer carne e sem bebidas alcoólicas por 60 dias.
Em EMBU, paróquias TODOS OS SANTOS e CRISTO RESSUSCITADO comandam as encenações. Em SANTO ANDRE, na região do ABC paulista, quem organiza a via-sacra é a igreja NOSSO SENHOR DO BONFIM.
O cuidado de seguir o enredo original é visto na maioria das encenações. Um dos espetáculos mais conhecidos é o de SANTANA DO PARNAÍBA, que ocorre há quase duas décadas. Cerca de 200 pessoas participam da encenação, que é dividida em duas partes, uma com a história do Antigo Testamento e outra do sofrimento de JESUS.
O ator CARLOS CASAGRANDE interpreta o personagem bíblico no autódromo de INTERLAGOS, a partir das 19 horas. É a segunda vez que ele dá vida a JESUS. “É uma honra, claro. Já o havia interpretado em CUIABÁ e foi uma experiência marcante. Tenho certeza de que tudo se repetirá”, diz o galã, que contracenará com PATRÍCIA NEVES (a SÍLVIA da novela das oito), AILTON GRAÇA e TÂNIA MARA, entre outros, neste que é o mais tradicional espetáculo do gênero na cidade. Coordenada pelo padre HEWALDO TREVISAN há doze anos, o espetáculo da PAIXÃO DE CRISTO terá ainda um show do religioso e convidados.

No espiritismo, costuma-se dizer que não existem coincidências. Hoje, dia da estréia da cinebiografia de CHICO XAVIER, é uma dessas datas que seriam facilmente consideradas por não-espíritas como uma grande coincidência. Vamos a elas: se estivesse vivo, CHICO XAVIER completaria hoje, 100 anos. Justamente hoje, uma sexta-feira, dia em que a indústria cinematográfica programa as estréias. De quebra, hoje é aniversário de MARCEL SOUTO MAIOR, autor do livro AS VIDAS DE CHICO XAVIER, obra na qual o filme foi baseado. Se essas coincidências significam que o longa será um sucesso de bilheteria, ninguém pode afirmar. O fato é que a vida do médium, filmada pelo diretor DANIEL FILHO e com orçamento de doze milhões de reais (TROPA DE ELITE custou 7 milhões), tem grandes chances de ser o blockbuster nacional do ano.
Não se pode negar que CHICO XAVIER foi um indivíduo especial. Em seus 92 anos de vida, ele escreveu 412 livros. Segundo a Federação Espírita Brasileira que edita boa parte da obra do médium, ele teria vendido em todo o mundo 30 milhões de exemplares, em dez idiomas. Com esses números, CHICO poderia ter ficado milionário. Mas, também segundo a FEB, ele teria doado tudo a instituições beneficentes. CHICO XAVIER sobrevivia de sua aposentadoria de escriturário do Ministério da Agricultura, em torno de cinco salários mínimos.
O médium costumava dizer que seu guia espiritual o teria avisado que ele morreria num dia de alegria para os brasileiros. E em 30 de junho de 2002, dia em que o BRASIL conquistou, pela quinta vez, a COPA DO MUNDO, CHICO XAVIER morreu, deitado num colchão velho, em que quarto, em UBERABA.

Nesta sexta-feira santa, na tranqüilidade do lar, posso me dedicar à leitura dos jornais, aos arquivos e às anotações em minhas memórias digitalizadas.

Fé e emoção marcaram a encenação da PAIXÃO DE CRISTO no Autódromo de INTERLAGOS, nesta noite. O local, mais acostumado ao ronco dos motores, foi palco da 13ª edição da via-sacra, com 240 pessoas no elenco, entre atores e figurantes. Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao espetáculo, que teve início às 20 horas e foi promovido pelo padre cantor HEWALDO TREVISAN. Outras apresentações também ocorreram em PIRITUBA, na zona norte e em SANTANA DO PARNAÍBA, na Grande São Paulo, considerada a segunda maior do BRASIL.

Morreu nesta manhã CLEUSA APARECIDA VIANA, mais conhecida no mundo do samba como MÃE CLEUSA. Ela tinha 63 anos e foi vitima de câncer. Integrante da Velha Guarda da CAMISA VERDE E BRANCO, MÃE CLEUSA era Embaixatriz do Samba e Cidadã Paulistana. Nesse ano, foi homenageada na avenida durante o desfile da MANCHA VERDE. O enterro será amanhã, às 9 horas, no cemitério da LAPA.

A Sala 3 do cinema do shopping de UBERABA lotou hoje com a estréia de “CHICO XAVIER – O FILME”. Os ingressos já estavam esgotados pouco antes da primeira das quatro sessões do dia, às 14 horas. O cinema é o único em UBERABA – cidade onde CHICO XAVIER viveu por mais de 40 anos – a exibir o filme. Logo no início da exibição um aviso: “a história de um homem não cabe em um filme, o que se pode é ser fiel à sua trajetória”. O diretor DANIEL FILHO usa entrevistas de CHICO XAVIER ao programa PINGA-FOGO, da extinta TV TUPI, para amarrar o filme à história do médium desde a infância.

Cerca de 300 pessoas acompanharam hoje o enterro de DIEGO FRAZÃO, de 12 anos, violinista do grupo AFRO REGGAE, no Cemitério de INHAÚMA, no RIO DE JANEIRO. Um trecho de aproximadamente 200 metros em frente ao cemitério foi interditado para passagem do cortejo.
O secretário de Segurança Pública do RIO, JOSÉ MARIANO BELTRAME, esteve no velório e disse que o menino era um parceiro que deixou história.
“Nessa luta que a gente desenvolve precisaríamos de milhares de pessoas como ele. Tenho certeza de que ele vai continuar sendo um símbolo. Sem dúvida, é um exemplo a ser seguido”, disse BELTRAME.
A secretária de Estado de Educação do RIO, THEREZA PORTO, madrinha da orquestra de cordas do grupo AFRO REGGAE, também acompanhou o velório do violinista, que morreu ontem em decorrência de complicações de uma leucemia.

O americano ANDY RODDICK garantiu vaga na final do MASTERS DE MIAMI ao vencer o espanhol RAFAEL NADAL. Ele fará final com o checo TOMAS BERDYCH, que ganhou do sueco ROBIN SODERLING. A final feminina será amanhã, entre VENUS WILLIAMS e KIM CLIJSTERS.

Novo nadador do FLAMENGO, CÉSAR CIELO, venceu hoje a prova dos 50 metros livre do GP DE COLUMBUS, nos ESTADOS UNIDOS. O campeão olímpico e mundial da distância estabeleceu o tempo de 22segundos14. O também brasileiro NICHOLAS SANTOS ficou em quarto lugar.

Uma juíza de NOVA JERSEY, EUA, onde vive SEAN, o menino de 10 anos entregue ao pai americano, DAVID GOLDMAN, negou um pedido para que a avó SILVANA BIANCHI o visitasse. Seria o primeiro encontro dos dois desde a partida de SEAN, no Natal. Hoje, nos EUA, a avó estava inconsolável: “Eu me encontrei com DAVID dias antes, na frente do psicólogo que acompanha SEAN, nos EUA. O psicólogo tinha recomendado o encontro, pois ajudaria na adaptação do menino em NOVA JERSEY.” SILVANA BIANCHI diz também que há 32 dias perdeu o contato com o neto por telefone e e-mail. “Acho que SEAN está sendo vítima de uma lavagem psicológica.”

Uma adolescente de 17 anos, viúva de um rebelde islâmico do Norte do CÁUCASO é suspeita de ser uma das duas mulheres-bomba responsáveis pelos atentados em estações do Metrô de MOSCOU que mataram pelo menos 39 pessoas e deixaram quase cem feridas na última segunda-feira, segundo um agente de polícia russa. DZHENNET ABDURAKHMANOVA, a suspeita, era casada com UMALAT MAGOMEDOV, de 30 anos, um insurgente morto por forças russas em 31 de dezembro de 2009. A jovem aprece em fotografias fornecidas pelo policial do DAGUESTÃO, que pediu para não ser identificado. Elas mostram a adolescente vestindo um véu preto e segurando uma granada. Em outra fotografia ela segura uma pistola, junto com o marido.

Milhares de peregrinos cristãos de todo o mundo amontoaram-se nos estreitos becos de pedra da Cidade Velha de JERUSALÉM para rezar ao longo da Via Dolorosa, caminho percorrido por JESUS CRISTO até a crucificação, hoje, na Sexta-Feira da Paixão. A tradicional procissão, na qual as pessoas carregam pesadas cruzes, percorre 14 estações e tem início no local onde JESUS foi espancado, humilhado e coroado com espinhos. A procissão termina na Igreja do SANTO SEPÚLCRO, construída sobre o local onde os cristãos acreditam que JESUS foi crucificado e enterrado.

Em sermão diante do PAPA BENTO XVI, no dia em que a Igreja Católica lembrou a crucificação de CRISTO, um graduado integrante do VATICANO invocou a perseguição aos judeus ao comentar a reação ao escândalo dos padres que abusaram de crianças. Para o franciscano capuchinho RANIERO CANTALAMESSA, pregador da Casa Pontifícia desde 1980, os católicos estão sendo vítimas de “violência coletiva”. “Estou acompanhando os violentos e concêntricos ataques de todo o mundo contra a Igreja, o PAPA e todos os fiéis. O uso de estereótipos e a transição da responsabilidade pessoal para a culpa coletiva me lembram dos mais vergonhosos aspectos do antissemitismo”. A declaração foi mal recebida por entidades judaicas – para o Conselho Central de Judeus da ALEMANA, é “repulsiva” – e também por grupos de vítimas de abusos por padres. Um porta-voz do VATICANO qualificou a comparação de “inadequada”. Disse também que o PAPA não sabia do conteúdo do sermão de CANTALAMESSA e que o frade emitiu apenas suas opiniões pessoais.    

Aviões militares israelenses bombardearam hoje pelo menos nove alvos na FAIXA DE GAZA. Os ataques aéreos deixaram três crianças feridas levemente, segundo o médico palestino MOAIYA HASSANAIN. Eles foram uma resposta ao lançamento de um foguete por grupos palestinos contra ISRAEL, ontem. Autoridades israelenses ameaçam dar início a uma nova grande ofensiva contra GAZA se o grupo islâmico HAMAS, que controla a região, não parar os ataques contra seu território.
O ator americano JOHN FORSYTHE, mais conhecido por trabalhos na televisão, como a série DINASTIA, na qual interpretou um magnata do petróleo, e AS PANTERAS, na qual emprestou a voz para o misterioso líder de um trio de belas detetives, morreu hoje aos 92 anos em sua casa, em SANTA YNEZ, na CALIFÓRNIA. A causa da morte foi uma pneumonia, agravada por um câncer. Antes da fama na TV, FORSYTHE, nascido em 1918, estrelou no teatro, no início da década de 1940. Depois da Segunda Guerra Mundial, ele foi um dos fundadores do ACTORS STUDIO, que formou gerações de atores, diretores e roteiristas. Entre as peças que estrelou está ALL MY SONS, de ARTHUR MILLER, na qual substituiu HENRY FONDA. O sucesso na BROADWAY o levou a HOLLYWOOD, onde trabalhou em vários filmes, sendo os mais famosos deles O TERCEIRO TIRO (1955), de ALFRED HITCHCOCK, com quem também fez TOPÁZIO (1968), e A SANGUE FRIO (1967), adaptação do livro de TRUMAN CAPOTE, dirigida por RICHARD BROOKS.

Dois cosmonautas russos e uma astronauta americana partiram hoje do Cosmódromo de BAIKONUR, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), onde ficarão por um período de seis meses. Entre as experiências que fará durante esse tempo, a tripulação formada por TRACY CALDWELL DYSON, ALEXANDER SKVORTOSVO e MIKHAIL KORNIENKO estudará maneiras de detectar terremotos. O trio partiu na madrugada de hoje a bordo da nave SOYUZ TMA-18, onde permanecerá por dois dias. A conexão à Estação, onde eles encontrarão outros três tripulantes, um americano, um japonês e um russo, está prevista para ocorrer no dia 4 de abril.  

A artista plástica e escritora MARGARET AGNES ORMINSKY McNAUGHTON morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos, em NOVA YORK. Nascida em KOSICE, na ESLOVÁQUIA, mudou-se aos 3 anos com os pais para a AMÉRICA. Ainda jovem, conseguiu uma bolsa de estudos da Art Student´s League of NEW YORK e formou-se em 1946 pelo BROOKLYN COLLEGE.
Durante as décadas de 1940 e 1950, morou na GREENWICH VILLAGE, conhecido por ser um bairro de intensa vida cultural. MARGARET participou ativamente desse cenário. “Ela era amiga do poeta EZRA POUND e estudou com os pintores GEORGE GROZ e HANS HOFFMAN”, conta a nora brasileira CELY McnNAUGTON.

2 011     :      -         SÁBADO
Deu um certo trabalho a colocação da calha do novo telhado. Ainda hoje os pedreiros vêm trabalhar nisso e mais tarde dizem que encerraram a sua parte. Agora ficam faltando a instalação dos fios elétricos e a pintura final. Hoje está completando um mês do início da reforma dessa parte de nossa moradia e também vence a primeira parcela da dívida contraída: R$365,00 (deverão ser pagas mais onze iguais). Corresponde a primeira retirada de dinheiro para pagamento de 50% da empreitada e também de compra de material para o início da construção.
Apesar de não estar muito bem de saúde (talvez com pressão alta) vou trabalhar no computador. Há muita coisa atrasada. Recebo e-mails dos companheiros virtuais. O CORONEL PM DONIZETI manda as transferências para a Reserva publicadas no Diário Oficial deste sábado:
Deferindo:
A transferência para a reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, Decreto 51.782/07, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 790431-2 Carlos Gomes de Moraes- DPCDH - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-620/11 - Pr. 8.711/11). Indeferindo a promoção ao posto de Cel PM em virtude da vedação imposta aos oficiais pelo artigo 1º, parágrafo 3º da Lei Complementar 418/85 com redação alterada pelo artigo 2º da Lei Complementar 673/91, ao Ten Cel PM 790431-2 Carlos Gomes de Moraes- DPCDH (Pr. 8.711/11).
A transferência para a reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 790570-0 Eduardo Espósito - CPC - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-612/11 - Pr. 8.727/11). Indeferindo a promoção ao posto de Cel PM em virtude da vedação imposta aos oficiais pelo artigo 1º, parágrafo 3º da Lei Complementar 418/85 com redação alterada pelo artigo 2º da Lei Complementar 673/91, ao Ten Cel PM 790570-0 Eduardo Espósito - CPC (Pr. 8.726/11).
Transferindo para a reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 790542-4 Ademir Ferreira Furtado - DSA/CG - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-642/11 - Pr. 9.060/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-13, o Cap PM 843000-4 Wilson Roberto Cobbo - 7º BPM/M - 2ª Cia PM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP - 641/11 - Pr. 4.937/11), o Cap QAOPM 842200-1 Salustiano Barbosa Lima Filho - DP - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP - 640/11 - Pr. 7.426/11).
CARLOS GOMES DE MORAES nasceu em 28 de janeiro de 1960. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 24 de maio de 1991; MAJOR – 24 de maio de 2002; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2006.
EDUARDO ESPÓSITO nasceu em 12 de outubro de 1962. Entrou para a PMESP no dia 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984. 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO. Foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 2004 e a TENENTE-CORONEL em 29 de novembro de 2008.
ADEMIR FERREIRA FURTADO nasceu em 5 de março de 1963. Ele entrou para a PMESP juntamente com o EDUARDO ESPÓSITO. As datas de declaração a Aspirante a Oficial e as promoções são as mesmas do companheiro.

O DONIZETI também encaminha o Decreto número 56.898 que criou a Medalha “CORONEL PM DELFIM CERQUEIRA NEVES”, instituída pela Associação dos Oficiais da Policia Militar do Estado de São Paulo (AOPMESP).

e
marilia domingues ferreira

Para
celmario@gmail.com
Data
2 de abril de 2011 17:30
assunto
RE: Neta de Fernando Claudio Ferreira,
enviado por
hotmail.com



Ilmo. Sr. Mario,
Ficamos agradavelmente surpresos por localizar nosso pai e avô em seu blog!!!
Ontem, ao lembrarmos de sua data de nascimento, acabamos dando uma busca em seu nome e encontramos suas memórias!!!
Obrigado pelo presente que nos deu!!! Ao mesmo tempo, se possível, gostaríamos de travar contato com o senhor e saber mais sobre suas experiências... e retribuir-lhe a mesma felicidade que nos proporcionou!!!
PAZ E BEM, SEMPRE,
FERNANDO CLAUDIO FERREIRA JUNIOR E IRMÃOS, MARÍLIA DOMINGUES FERREIRA E NETOS!

PREZADOS FERNANDO, MARÍLIA e netos do estimado CORONEL FERNANDO CLÁUDIO FERREIRA
Nossa corporação é uma extensa família. Pela educação obtida no "NINHO DAS ÁGUIAS", hoje APMBB, antes CFA, os oficiais forjados naqueles bancos aprenderam a respeitar o próximo e a honrar o nome. Tenho uma enorme admiração pelos oficiais mais antigos, como é o caso do FERNANDO, e um grande carinho pelos mais novos. Isso é também extensivo aos familiares de todos. Escrevo minhas memórias desde os 13 anos de idade. Comecei em 9 de julho de 1950 e como bom capricorniano não parei até hoje. Acabo de atualizar o dia 2 de abril e já o coloquei em meu blog. Instado por companheiros foi criado esse blog justamente para transmitir a todos o meu aprendizado nesta vida. Cada pessoa é uma lição para mim e todo o dia aprendo mais. A mensagem de vocês incentiva-me a continuar com o meu desiderato. Trouxe de relance à minha memória a figura imponente do FERNANDO. Como era mais antigo do que eu tinha enorme respeito por ele. Avalio a sensação de vocês ao ler o nome dele em minhas memórias. Trabalho todas as tardes na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, à Rua ANITA GARIBALDI, 25, uma casa amarela, com três mastros de bandeira, encostada ao Corpo de Bombeiros da SÉ. Meu telefone é o 3105 8541. De minha residência 24413821. Estou a disposição de vocês.
Recebi esse e-mail neste 2 de abril, vindo pelo GRUPO BARRO BRANCO:
O ÚLTIMO BASTIÃO
Quando começou a luta armada, após a Contra-Revolução de 31 de março de 1964? Não importa. O terrorismo começou - “Na manhã de 31 de março de 1966, quando o público e as autoridades aguardavam no Parque Treze de Maio, em Recife, o início das comemorações do segundo aniversário da revolução, previsto para as 9 horas. De repente, milhares de pessoas foram surpreendidas com uma violenta explosão, seguida de espessa nuvem de fumaça que envolveu o vizinho prédio dos Correios e Telégrafos. Quando a fumaça se dissipou, os relógios registravam 8h47min. A luta armada não é conduzida por pessoal identificado. Pelo contrário, é conduzida às ocultas, sub-repticiamente, na clandestinidade. Seus combatentes valem-se de disfarces, utilizam codinomes, isto é, nomes em código, fictícios, bem como documentos falsos e outros subterfúgios para não serem identificados. Não usam uniformes nem insígnias de posto ou graduação e não se restringem ao emprego de armamentos militares; valem-se também de coquetéis molotov, bombas, estilingues com bolas de aço etc. que, todavia, são armas reais” (extraído do livro, A Grande Mentira, do General Agnaldo Del Nero Augusto). Nos anos seguintes, entre assaltos, seqüestros, roubos, justiçamentos, a subversão aflorou, cresceu, expandiu-se, mas terminou por sucumbir. Foram anos de terrível incerteza e inquietude. A quebra da lei e da ordem ocorria à solta, seja através de ações de grupos radicais, por atos criminosos cruentamente desencadeados, os quais tiraram a vida, não apenas de agentes, mas de inocentes cidadãos; seja pelas mobilizações turbulentas de entidades estudantis, sindicatos, etc, que se compraziam em perturbar o clima de paz e desenvolvimento existente. O Governo aprendeu na pele a coibir as ações subversivas. No sacrifício, em missões permanentes e desgastantes, coube às equipes compostas por brasileiros escolhidos de diversas organizações, como o Exército, a Marinha, a Aeronáutica, a Polícia Civil e as Polícias Militares apresentar-se para o combate a um inimigo oculto e sanguinário. Os agentes da lei foram escolhidos a dedo, entre os melhores profissionais. Não foram os mais cretinos, os mais sádicos, os mais canalhas, os corruptos e os patifes. Eram selecionados e muito. Eram pais de família, filhos diletos chamados pela Nação para lutar em prol da tranqüilidade do País. E lutaram, e sofreram, e muito. Longos períodos fora de suas casas, longe de suas famílias. Muitas noites em claro. A paga? O cumprimento do dever, inclusive e, se preciso, com o sacrifício da própria vida. Tempos incertos, de apreensões, de angústias, de incertezas. Vários grupos de esquerda disputavam a primazia da violência. Combatê-los era uma tarefa de abnegação, de coragem e de desprendimento. Nada adiantou. Os anônimos heróis foram transformados em párias, em malditos, em torturadores empedernidos; e os subversivos, em mártires. Equivocadamente, foram anistiados, e muitos indenizados, regiamente. Quanto aos depositários da segurança pública, conviveram e convivem com a vergonhosa pecha de irracionais torturadores. Graças à propaganda, ao aliciamento de inocentes úteis e de espertos oportunistas, decretou-se que eles foram os maquiavélicos carrascos de uma matilha de dóceis cordeiros. Eles cumpriram o seu dever. Não enriqueceram, não exigiram glórias, nem reconhecimento. A missão era silente, perigosa, legal, e poderia ser letal. Hoje, entre as correntes que se atrevem a repudiar os engodos atuais, inúmeras, como nós, respeitam e admiram àqueles verdadeiros heróis. Outras vertentes de insatisfação, que poderão concordar ou não conosco, no referente ao destrato do Estado para com os abnegados agentes, que batalharam contra a subversão, são lúcidas o suficiente, para entender que caminhamos para uma ditadura de esquerda. Quanto a nós, repudiamos as tentativas de massacrar e tripudiar sobre os agentes da época, e, com o mesmo espírito de repúdio que motivou aqueles nacionalistas, atrevemo-nos a denunciar os descaminhos que seguimos. Por isso, nós do Grupo Terrorismo Nunca Mais (TERNUMA), negamo-nos a abandonar o campo de lutas, pois entendemos que o fato de a canalha de ontem ter ocupado o poder, e tentar por meio de subterfúgios o domínio que tentaram e fracassaram pelas armas, não pode ser a desculpa para, gratuitamente, alcançarem seus objetivos. Atualmente, o TERNUMA, ao mesmo tempo em que se coloca, como sempre, na posição de preservar a honra e a dignidade dos cidadãos que no passado cumpriam a sua missão, e evitar que os criminosos de ontem, se transformem nos justiceiros de hoje, posiciona-se para defender a democracia, por perceber que através da sua manipulação, as mesmas raposas de antanho estão assumindo o controle completo da Nação. Não somos, certamente, o último bastião, outros existem. Entidades, Organizações Não Governamentais externam a sua repulsa ao que está acontecendo. Sem o respaldo dos extensos e incalculáveis recursos do desgoverno, persistentemente, difundem suas mensagens de desagravo, denunciam, vaticinam tempos piores, e alertam para a esbórnia material e moral que assola o País. Eles, como nós, temem o pior. Receamos a sacralização de barbaridades como o 3º PNDH e sua revanchista e deletéria "Comissão da Verdade", tememos a propaganda enganosa e tememos a ditadura que desfila no horizonte. Tememos, mas não fugiremos. Escreveremos, mas não roubaremos, não seqüestraremos, não atacaremos, não assassinaremos e não mentiremos. Apesar da sinceridade, apesar da crença de que a verdade prevalecerá, diante das preferências do povo brasileiro, provavelmente, perderemos ou quem sabe venceremos, só o tempo dirá. Como consolo, e para a posteridade, com honra e de pé. Brasília, DF, 19 de março de 2011 - -Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira
Relatório da PF sobre Mensalão endossa CPI dos Correios, diz DEM
O Democratas (DEM) divulgou nota neste sábado afirmando que o relatório final da Polícia Federal sobre a investigação do esquema do Mensalão ''endossa toda a investigação já realizada'' pela CPI dos Correios e pelo Ministério Público Federal
A divulgação do documento, segundo o partido, "joga por terra qualquer tentativa do ex-presidente Lula de tentar reescrever a história". O relatório da Polícia Federal divulgado na edição deste sábado da revista Época afirma que o Mensalão foi financiado por dinheiro público, tendo o fundo VisaNet, do Banco do Brasil, como origem dos recursos do valerioduto. A revista afirma ainda, baseada no relatório, que o segurança pessoal de Lula Freud Godoy recebeu R$ 98,5 mil da SMP&B, de marcos Valério, pelo pagamento dos serviços na campanha presidencial de 2002. O relatório coloca ainda mais políticos na lista de beneficiados pelo esquema. Em nota, o DEM afirmou que o relatório "traz fatos novos que aproximam ainda mais o escândalo da campanha que elegeu Lula presidente em 2002". "Confiamos que diante desses novos fatos, o MPF e a Justiça adotem todas as providências necessárias afim de buscar a responsabilização dos citados no relatório da PF", finaliza a nota.
As declarações do deputado JAIR BOLSONARO sobre negros e homossexuais, consideradas racistas e homofóbicas, desencadearam na semana passada um ácido debate sobre os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar. Falou-se tanto em cassação de mandato quanto na possibilidade de não haver nenhuma punição possível. Tecnicamente, o deputado está protegido pelo artigo 53 da Constituição de 1988, segundo o qual os direitos de deputados e senadores são invioláveis em qualquer caso de manifestação de opinião. Mas segundo especialistas existem três possibilidades de punição. A primeira delas, a de maior consenso, fala na punição pela própria Câmara, se for constatado que ele violou regras do decoro parlamentar. A segunda ocorreria no caso de se aceitar a tese de que ele não estava no exercício da profissão quando fez as declarações ao programa humorístico CQC, da TV Bandeirantes. Neste caso não disporia de imunidade e poderia ser levado à Justiça. A terceira hipótese, a mais polêmica, mas não menos citada nos debates que animaram as redes sociais virtuais na semana passada, defende a tese de que a imunidade parlamentar não atinge a prática de crimes – como o crime de racismo, do qual ele é acusado.

Durou mais uma vez apenas até a final a boa fase de MARIA SHARAPOVA em MIAMI. A russa abusou dos erros não forçados, esteve pouco eficiente no serviço e foi totalmente dominada por VICTÓRIA AZARENKA. Levou seu terceiro vice-campeonato no torneio, enquanto a bielo-russa sagrou-se bicampeã, repetindo conquista de 2009.

Técnicos da usina FUKUSHIMA identificaram hoje a origem da água com alto teor de radiação que há dias vaza para o Oceano e já chegou a 40 km da costa. A TEPCO estuda agora a possibilidade de jogar cimento na rachadura encontrada no reator número 2, mas ainda não há uma definição de quando a operação será realizada. A presença de água com elevados níveis de radiação é o mais recente drama na tentativa de restabelecer o sistema de resfriamento da usina e afastar o risco de vazamento nuclear de grandes proporções.

Ao mesmo tempo em que participam das operações internacionais na LÍBIA e criticam abertamente a repressão contra manifestantes na SÍRIA, o governo dos ESTADOS UNIDOS evita se envolver nos levantes no BAHREIN, onde dezenas de pessoas foram mortas pelas forças da monarquia AL-KHALIFA, com o apoio de tropas sauditas. O presidente BARACK OBAMA não se manifestou oficialmente sobre os protestos. No Departamento de Estado os porta-vozes tentam fugir do assunto, dando respostas genéricas. Organizações de Direitos Humanos no mundo árabe e no BAHREIN lamentam a falta de atenção dada ao país.

Um ataque aéreo da OTAN matou 13 rebeldes da LÍBIA num “incidente lamentável”, como classificou um porta-voz dos oposicionistas, em meio às disputas contra as forças de MUAMAR KADAFI pelo controle da cidade de BREGA. Apesar das mortes, os rebeldes pedem para que sejam mantidos os ataques contra as forças de KADAFI, que conseguiram reverter alguns dos avanços da oposição.

2 012       :       -    SEGUNDA-FEIRA
Trabalho no computador pela manhã. Há um certo atraso na minha biblioteca e, na hemeroteca VENTURA estão sendo guardados os primeiros livros de dezembro de 2010. Quando chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC há uma novidade transmitida por JULIO DARVAS. Diz o Presidente da Comissão de Expansão e Desenvolvimento que o Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, está deixando o cargo. Não há como comprovar, de imediato, a notícia. Na semana passada, em reunião com os representantes de Associações, disse ele que seu tempo terminaria em 21 de maio. Nesta tarde temos mais uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Comparecem: FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador; FRANCES DE AZEVEDO, secretária; EDIMARA DE LIMA, ELOY, MAJOR PM PÍCOLI, HELIODORO, CARNEIRO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, JÚLIO DARVAS, SPAMPINATO, MARCELO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, GUILHERME. O jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, que traz a reportagem sobre “O OBELISCO ESTÁ SANGRANDO” é distribuído para todos. GIANNOCCARO fala sobre a distribuição de bandeiras pelas distritais em fins de junho, como parte das comemorações do 9 de Julho. Diz ele que a revista DIGESTO ECONÔMICO dedicará uma edição para os 80 Anos da Revolução Constitucionalista. Está sendo elaborado um ofício sobre a situação do Obelisco, que será entregue ao Governador do Estado. Há muitos comentários sobre a deterioração do Monumento Mausoléu e as razões que levaram a isso. O Conselho Cívico e Cultural comemorará a a DATA MAGNA de SÃO PAULO em 2 de julho. Também se fala muito sobre a situação da AMAZÔNIA. É comentado um artigo de MARIA CECÍLIA no O ESTADO.
ATA DA 15ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2011 / MARÇO 2013, REALIZADA EM 2 DE ABRIL DE 2012, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51.
Sob a presidência do Coordenador Francisco Giannoccaro, realizou-se reunião acima declinada, com a presença dos membros assinalada na lista anexa. A ata da 13ª reunião foi aprovada. A ata da 14ª foi aprovada com a seguinte ressalva: “Maria Cecília N. Homem, falou sobre o Monumento do Ipiranga (evento previsto para 7 de Setembro) que se encontra em estado de abandono, pois em 2012 se comemoram 190 anos da Independência do Brasil”. Justificadas as ausências de: Antonio Augusto Bizarro, Milton Fernandes, Nelly Martins Ferreira Candeias, Osmar Garcia Stolagli e Tizuko Hassegawa Mikan. Cumprimentos aos aniversariantes do mês de Abril: Nelly Martins Ferreira Candeias, dia 11 e Antonio Augusto Bizarro, dia 29. Encaminhar congratulações. Expediente: convite do Presidente da Sociedade Amigos das Cidades, J. B. Oliveira, para a Sessão Solene de Valorização da Soberania Nacional, Ordem Interna e da Cidadania, dia 10 de abril, às 19 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, com outorga da Ordem do Mérito Cruz do Anhembi. Encaminhado a todas as Sedes Distritais, ofício sobre a doação da Bandeira Paulista as escolas, em comemoração ao Movimento Constitucionalista de 1932. Assuntos diversos: sobre a sugestão de Mario Fonseca Ventura, em se fazer uma edição comemorativa da revista “Digesto Econômico” em comemoração aos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932, o coordenador Francisco Giannoccaro conversou com o Sr. Marcel Solimeo e o assunto está sendo estudado. Sobre a reforma no Obelisco do Ibirapuera, está sendo preparado ofício ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deverá ser assinado pelo presidente Rogério Amato e o Coordenador do Conselho Cívico e Cultural, Francisco Giannoccaro. Alguns meios de comunicação estão se manifestando a respeito do descaso em que está o Obelisco. Mario Fonseca Ventura: fez um relato sobre a situação do processo judicial de restauração do Obelisco, que foi provocada pelo neto de Emendabile, onde a Claro, atual Tess foi condenada a pagar 750 mil reais. A Claro se negou a pagar e entrou com recurso, que tem como previsão de 10 anos para encerramento do caso, infelizmente o neto de Emendabile está nervoso com a história. Chegou a conclusão que a reforma não foi feita por causa dessa indenização, pois ele quer dinheiro. Og Pozzoli: que sua empresa já apresentou três orçamentos e laudos que não foram considerados. O monumento apresenta infiltração inclusive na área externa, atingindo a rede elétrica. A urgência é inegável. Coordenador Francisco Giannoccaro: que a propriedade é do Estado e já está sendo elaborado documento ao governador. Edimara de Lima: proposição de abaixo assinado pela restauração do Obelisco; envolver a ESPM nesse processo. Mario Fonseca Ventura: aprovou a sugestão de Edimara de Lima, Francisco Giannoccaro assegurou apoio do Conselho Cívico e Cultural a esta ação. Mario Ventura: deu melhores explicações sobre o processo que corre contra a empresa responsável na época pela restauração. Giambattista Serra di Nervi: questionou a responsabilidade da prefeitura. Mario Ventura: esclarece que o terreno foi doado. Pedro Paulo Penna Trindade: infiltração pode atingir o túnel e pode originar uma tragédia. Francisco Giannoccaro: episódio interessante ocorreu no dia 31 de março, onde jovens atacaram o Clube Militar no Rio de Janeiro, onde se reuniam oficiais da reserva aposentados do exército, houve uma balburdia alimentada por pessoas ligadas ao governo, devido a polêmica da Comissão da Verdade. Og Pozzoli: foi organizado pelo “partidão” para se fazer exatamente isso organizado para fazer aquilo. Nós acompanhamos os acontecimentos de 64 e sabemos o que daquilo brotou. Quando o exército entrou foi para não deixar que aquilo virasse bagunça. Mexer nisso depois de 48 anos, não é viável. Francisco Giannoccaro: o que chama a atenção é que eram jovens que não viveram o momento de 64, estão sendo influenciados por pessoas que têm interesse de tumultuar a vida nacional. A presidente Dilma proibiu qualquer manifestação no dia 31 de março, em que se comemorava 48 anos da revolução. Marcelo Motta: é muito clara a estratégia que seguem as diretrizes do Foro de São Paulo, todos os países latinos americanos estão sendo envolvidos e vivendo o mesmo processo; no Brasil, subiram duas ministras que fazem parte disso; todos os militares de 80 anos serão julgados, condenados e presos. Poderemos evitar isto aqui no Brasil?. Edimara de Lima: antes de mais nada temos que ver o que nossos filhos / netos estão vendo e pronunciando nessas redes sociais, precisamos intervir, a maioria dos professores que estão lecionando nos cursos médios foram formados na linha da esquerda, foram pessoas que aprenderam a deturpar a história, é necessário a nossa supervisão. Mario Fonseca Ventura: pediu ligação das Sedes Distritais com o MMDC. Fica sentido porque faz um 23 de maio onde poucos participam. Estamos falando, mas não tem apoio necessário para isso. A gente fala, mas, na hora de fazer a coisa não encontra o eco necessário. Giambattista Serra: as entidades tem Comitê dos Jovens Empresários, sugeriu fazer parcerias. Eloy Gonçalves: precisamos encontrar uma forma de comunicação diferente, porque rádio e televisão têm concessões, quase todos são chapa branca, não encontramos espaço nesses meios de comunicação, a Globo faz, fala e divulga o governo, não tem espaço para outra coisa. Edimara de Lima: o jovem com mais de 15 anos, não vê televisão, a forma de se falar com eles e a internet, existem TV’s internas, youtube onde tudo acontece; é necessário também usar a linguagem dos jovens. Marcelo Motta: que a internet é o único local de liberdade de comunicação hoje. Francisco Giannoccaro: achou interessante o debate e o meio de comunicação com o jovem, irá transmitir esse debate ao presidente Rogério Amato. Julio Darvas: profissionalização do Terceiro Setor, CIEE tem programa para reunir pessoas de bem para ações práticas, dentre eles, um programa de rádio sobre os idosos. Outro objetivo é o de restaurar a educação moral e cívica que desapareceu da escola brasileira, pois o jovem não sabe o significado da Bandeira Brasileira. Acesso ao projeto através de Mario Ventura. Marcelo Motta: sugeriu a criação de um site do Conselho Cívico e Cultural com autonomia para estabelecer parcerias. Maria Cecília Naclério Homem: comunicou a criação de um novo partido político, o POP – Partido Ordem e Progresso, que lutará pela soberania nacional. Francisco Giannoccaro: Refletir sobre a discussão de hoje, quais ações devem ser tomadas. Guilherme Napoleão: o problema da doação das bandeiras e que as escolas não tem mastro para hasteamento das bandeiras. Lauro Escobar: Câmara Municipal de São Paulo faz o hasteamento da bandeira mensalmente, e sempre tem convidados para se manifestar sobre civismo aos estudantes, seria muito mais interessante que as bandeiras entregues fossem feitas com festividades, como por exemplo, escolher uma data que faça parte do estabelecimento de ensino, a data de inauguração da escola, algo que despertasse o interesse das crianças. Francisco Giannoccaro: cada Distrital deve motivar a escola escolhida. Frances de Azevedo: disse que é muito difícil agendar uma cerimônia de, no máximo, 20 minutos nas escolas. Jácomo Spampinato: o Conselho Cívico e Cultural, da Distrital Lapa já está pondo em andamento a sua programação de 2012, realizaram cerimônia em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, com bonito discurso de Pedro Paulo Penna Trindade, sobre o “Mulherão”. Maria Cecília Naclério Homem: publicou carta sobre o dia da água e a importância das cabeceiras dos rios; recebeu diversas cartas de apoio e de um senhor que apoia as “Ong’s estrangeiras”. Francisco Giannoccaro: demonstrou o desânimo frente ao governo, a inércia das Forças Armadas. Qual atitude tomar?. Og Pozzoli: lamentavelmente o brasileiro é um povo sem memória, no “Dia Internacional da Mulher” não foram citados os nomes de três mulheres importantes no Brasil: Maria Quitéria, Ana Néri e Anita Garibaldi, duas guerreiras e uma pacifista, isso é imperdoável, principalmente partindo da nossa presidente, ou presidenta, como ela quer ser chamada.
Ao encerrar, o Coordenador Francisco Giannoccaro agradece a presença de todos. Esta ata vai assinada por ele e pelo secretária em exercício Edimara de Lima.
Francisco Giannoccaro                                                 Edimara de Lima
            Coordenador                                                    Secretária em exercício

O governador GERALDO ALCKMIN entregou 709 viaturas para a Policia Civil, em cerimônia realizada na Praça CHARLES MILLER, em frente ao estádio do PACAEMBU, nesta manhã de segunda-feira. O secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, também participou da entrega. No total, foram investidos 36,8 milhões de reais. As viaturas serão distribuídas para todas as regiões e departamentos da Polícia Civil do Estado.

Três abalos sísmicos assustaram moradores de MONTES CLAROS, no norte de MINAS GERAIS, hoje de madrugada. Foram registrados à 1:48, 2:20 e 4:20 horas, sendo que o primeiro foi o mais intenso, com magnitude estimada em 3 graus na Escala RICHTER. Segundo o Corpo de Bombeiros, a população fez 300 ligações no momento dos abalos, mas não houve registro de vítimas e os danos materiais se restringiram a objetos que caíram de prateleiras. Desde 2009 foram registrados 13 tremores em MONTES CLAROS; dois deles tiveram epicentro a 16 quilômetros da cidade e os demais, no próprio município, que está sobre uma falha geológica.
O advogado e museólogo MARCELO MATTOS ARAÚJO, diretor da PINACOTECA do Estado desde 2002, foi anunciado hoje como novo secretário estadual da Cultura em SÃO PAULO. Ele substitui ANDREA MATARAZZO e sua posse deve ocorrer daqui a dez dias. “Ainda estou como diretor executivo da PINACOTECA e falarei sobre os meus planos para a secretaria depois da posse. É uma honra ter recebido o convite do governador e vejo uma perspectiva de trabalho estimulante”, afirmou hoje ARAÚJO. Secretário ainda em exercício, ANDREA MATARAZZO não quis comentar sobre seus planos futuros. Foi um pedido dele ao governador GERALDO ALCKMIN sair da Secretaria da Cultura – possivelmente para concorrer a vereador nas eleições municipais de São Paulo deste ano. O secretário adjunto LUÍS SOBRAL deve assumir interinamente o cargo até a posse de MARCELO ARAÚJO.

A Justiça paulista embargou a construção de um edifício na Avenida PAULISTA, um dos principais pólos empresariais de SÃO PAULO. O prédio embargado estava sendo erguido no número 1941, ao lado da residência FRANCO DE MELLO, um dos cinco casarões que restaram na via e que estava sendo danificado por causa da obra. Segundo o juiz responsável pelo caso, o alvará para a obra foi concedido uando ainda não tinha autorização dos órgãos do patrimônio. A residência, inaugurada em 1905 pelo cafeicultor JOAQUIM FRANCO DE MELLO, fica no número 1919 da PAULISTA e é tombada pelos Conselhos Municipal e Estadual do Patrimônio Histórico (CONPRESP e CONDEPHAAT). A casa é a única da PAULISTA que está em mau estado de conservação, por causa de uma batalha judicial entre os herdeiros e o governo estadual que já se arrasta há quase duas décadas. Sem a manutenção devida, o casarão está frágil e mais suscetível a sofrer danos por causa da obra ao lado. Em 1992, o governo estadual tombou o imóvel. Alegando ter perdido dinheiro, o então herdeiro RUBENS FRANCO DE MELLO pediu na Justiça uma desapropriação forçada, em troca de indenização de 110 milhões de reais, em valores atuais. O Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa a ele, mas o Estado recorreu e adiou a decisão final. Há um ano, o Ministério Público aplica multa diária de cinco mil reais por abandono Já a Prefeitura pede que o imóvel seja penhorado para pagar uma dívida de IPTU que já supera os quinze milhões de reais.

“A canção popular no BRASIL tem uma notoriedade incrível, uma singularidade muito grande. Na criação dessas composições, principalmente a partir da BOSSA NOVA, há um diálogo com a chamada alta e baixa cultura que é muito peculiar”. A frase, retirada de uma entrevista realizada em 2007 pela revista “HISTÓRIA AGORA”, é da antropóloga SANTUZA CAMBRAIA NAVES, grande pesquisadora da música popular brasileira e, como definem seus alunos, uma entusiasta das diferentes sonoridades, de TOM JOBIM a KUDURO. Ao longo de mais de 20 anos de pesquisas, SANTUZA reuniu, por meio de parcerias e obras – entre elas ‘O VIOLÃO AZUL:MODERNISMO E MÚSICA POPULAR”, “DA BOSSA NOVA À TROPICÁLIA”, “DO SAMBA-CANÇÃO À TROPICÁLIA”, “A MPB EM DISCUSSÃO”, “POR QUE NÃO? RUPTURAS E CONTINUIDADES DA CONTRACULTURA”, “LEITURAS SOBRE MÚSICA POPULAR: REFLEXÕES SOBRE SONORIDADE E CULTURA” e “CANÇÃO POPULAR NO BRASIL” – ferramentas para a pesquisa na área da música brasileira, que, segundo ela mesma afirmava, ainda carece de mais atenção. E era justamente a atenção sua marca registrada, desde as pesquisas na PUC-RJ até as bancas de mestrado e doutorado para as quais era convidada, várias delas na Universidade de São Paulo. “Foi uma das pioneira na reflexão mais profunda e sistemática sobre a MPB”, definiu em nota a Associação Brasileira de Antropologia. Neste dia, 2 de abril, SANTUZA sofreu um acidente vascular cerebral enquanto participava do lançamento do livro “FORMAS DO NADA”, do poeta e tradutor PAULO HENRIQUES BRITTO, seu companheiro. Além de BRITTO, a professora deixou dois filhos. SANTUZA nasceu em 1953.

WILLIAN RADUAN ANSARAH era inventor informal. Tanto assim que ganhou da família e de amigos o apelido de “DOUTOR PARDAL”. Muitas de suas criações foram patenteadas, como um acendedor automático de fogão, um contador de pulso de telefone e um sistema de escrita musical que substituía a partitura. Filho de um imigrante libanês, que fundou na Rua 25 de Março o depósito de meias ANSARAH, WILLIAN era engenheiro civil formado na POLI-USP. Por muito tempo trabalhou na IBM, onde ingressou na década de 1960. Ficou na empresa de computadores por dez anos, depois atuou no comércio. Morreu em 2 de abril, vitima de problemas pulmonares. Nasceu em 1935. 

Médico formado pela USP (Universidade de São Paulo), NELSON FAUSTO fez carreira no meio acadêmico fora do BRASIL. Patologista renomado, quis o destino que ele morasse décadas nos ESTADOS UNIDOS, onde era muito respeitado. Nos anos 1960, o recém-formado NELSON foi convidado pelo antropólogo DARCY RIBEIRO para ajudar no projeto de uma nova faculdade em BRASÍLIA. Todavia, com o golpe militar de 1964, a construção da nova instituição de ensino foi suspensa e ele acabou partindo para os ESTADOS UNIDOS, depois de conseguir espaço como pesquisador da Universidade de WISCONSIN. O reconhecimento ao seu trabalho foi tanto que NELSON, que só ficaria dois anos em terras norte-americanas, acabou nunca mais voltando para cá, exceto para visitar a família e os amigos. O renomado patologista vinha a sua terra natal, também, para participar de bancas examinadoras de trabalhos de pesquisas, o eu era sempre uma honra para os estudantes. Consta ainda, na brilhante trajetória do pesquisador, uma longa passagem pela Universidade de BROWN, na cidade de PROVIDENCE. No início da década de 1990, NELSON recebeu um convite para ser chefe de Patologia da Universidade de WASHINGTON, em SEATTLE. Ele aceitou o desafio e permaneceu à frente do departamento até o fim de sua vida. Nos últimos dois anos, o médico vinha lutando contra um câncer na medula. Morreu nesta segunda-feira, aos 75 anos. Irmão caçula do historiador BÓRIS FAUSTO, NELSON foi casado duas vezes, mas não teve filhos.

Um homem cuja identidade não foi divulgada abriu fogo hoje numa universidade cristã de OAKLAND, na CALIFÓRNIA, deixando sete mortos e três feridos. O atirador está sob custódia da polícia e até a noite não havia informações sobre a motivação da chacina. O homem teria sido estudante da universidade, afirmaram testemunhas a um jornal local. O episódio é o mais recente ataque dos chamados “atiradores solitários” em universidades e escolas americanas, trazendo de volta o debate sobre o fácil acesso a armas de fogo nos EUA em meio à campanha eleitoral. Os alunos da Universidade OIKOS, mantida por uma organização cristã coreana, foram retirados pela polícia de dentro dos prédios da instituição e levados a um lugal seguro. O ataque ocorreu no meio da manhã, quando estudantes assistiam às suas primeiras aulas do dia. O assassino teria feito os disparos contra alunos de um dos cursos da universidade sobre medicina oriental e teologia.

As Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC) libertaram hoje seus dez últimos reféns políticos. O resgate, conduzido pelo Comitê Internacional da CRUZ VERMELHA e pela ONG COLOMBIANOS PELA PAZ, teve apoio logístico do BRASIL. Dois helicópteros SUPER COUGAR cedidos pela Força Aérea Brasileira com o selo da CRUZ VERMELHA, chegaram à noite ao aeroporto de VILLAVICENCIO, a 75 km de BOGOTÁ com os reféns. Entre os reféns, estão os policiais CÉSAR AUGUSTO LASSO MONSALVE, JORGE HUMBERTO ROMERO, JOSÉ DUARTE ROJAS, JOSE LIBARDO FERRERO CARNERO, WILSON ROJAS MEDINA e JORGE TRUJILLO SOLARTE e os militares ROBINSON SALCEDO GUARÍN, LUÍS ARTURO ARCIA, LUÍS ALFREDO MORENO CHANGUEZA e LUÍS ALFONSO BELTRÁN FRANCO. A maioria foi seqüestrada entre 1998 e1999.

Em depoimento ao Conselho de Segurança da ONU, KOFI ANNAN, ex-secretário geral da entidade e mediador do conflito na SÍRIA, afirmou hoje que o líder sírio, BASHAR ASSAD, concordou com a conclusão de um cessar-fogo até o dia 10. Não ocorreram avanços na adoção do plano. No fim de semana, cerca de 70 pessoas foram assassinadas. ASSAD terá agora 48 horas – a partir do dia 10 – para provar que está cumprindo o acordado com ANNAN.

Um avião ATR-72 de companhia aérea russa UTAIR caiu hoje logo após a decolagem em TYUMEN, oeste da SÍRIA, matando 31 das 43 pessoas a bordo, Das 12 sobreviventes, 5 estão em estado grave.             

2 013    :      -      TERÇA-FEIRA
Como iremos participar do costumeiro evento de hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal, no horário das 11:30 horas, levanto mais cedo a fim de atualizar a data de 2 de abril de minhas memórias. Recebo, via Internet, a seguinte mensagemm, encaminhada por MARIANO TAGLIANETTI:
Caríssimo BALBI, o texto que nos oferece é realidade! Qualquer jornalista sério poderá louvar-se em sua lavra "OS JOVENS RETRATADOS NO PARÁGRAFO ANTERIOR PARTIRAM PARA UMA GUERRA E QUEM TINHA O PODER DO ESTADO FOI À LUTA". Há muito, a revanchista Leitão vem extravazando ótica estereotipada de um fato histórico já incorporado à nacionalidade. O grupo palaciano e seus adeptos subestimam o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ao instaurar a COMISSÃO DA INVERDADE.  Beneficiados por ANISTIA AMPLA E IRRESTRITA ofendem a verdade e estimulam desorientação das novas gerações que não assistiram o desenrolar dos acontecimentos que exigiram a intervenção do EXÉRCITO, em defesa da liberdade que hoje desfrutamos. A índole do militar brasileiro não permitiu expurgos bolchevistas assimilados pelos paredões cubanos. Assinale-se que esses jovens, entre ELES a presidente DILMA que não possue a altivez de MANDELA, não lutavam por democracia mas por um estado totalitário. A gloriósa REVOLUÇÂO DE 64 assegurou o BRASIL de hoje que haverá de se libertar da mais nefanda ditadura, a da corrupção, paradoxamente instaurada por esses militantes derrotados de outrora.. Com apreço, TAGLIANETTI.

Mensagem original - De: Marco Balbi < mbalbi69@globo.com > Assunto: Visitando Míriam Leitão!
Eu também era menino em cidade do interior quando ouvi no rádio a notícia sobre a fuga de Jango do Brasil. Fiquei muito satisfeito. Meu pai vivia assombrado pelo fantasma do desemprego e todos da família nos revezávamos nas filas para comprar os produtos da cesta básica de alimentos. Tudo isto virou passado.
Estava se iniciando um tempo muito bom para mim. Estudei, concluí o ensino fundamental e me graduei na faculdade, mesmo que para isso, assim como provavelmente com você, tivesse que ir morar na cidade grande. Do mesmo modo como não me envolvi com a federação de estudantes secundaristas na minha cidade, deixei de lado a turma do diretório da faculdade. Afinal, só queriam era fazer política, não é verdade? Com você parece que foi diferente você chegou a pertencer a um daqueles grupos que pregavam o que mesmo? Vocês queriam mudar o que mesmo?
Mal me formei fui trabalhar, conheci minha mulher, nos casamos, tivemos nossos filhos e batalhamos por construir uma família. Éramos felizes, Míriam! Nossos amigos eram felizes! Nenhum jovem ou adulto jovem estava encurralado, Míriam! Só aqueles que procuraram organizações fora da lei, ou por ardor da própria juventude, ou catequizados por adultos espertos, aproveitadores, que se valeram da impulsividade e entusiasmo característicos desta fase da vida.
Não há porque deixar de comemorar o que aconteceu há 49 anos, Míriam! Criaram uma comissão espúria que só vai ouvir um dos contendores! Sim, Míriam, contendores, porque os jovens retratados no parágrafo anterior partiram para uma guerra e quem tinha o poder do Estado foi para a luta. Nem tinham a experiência para fazê-lo, assim a adquiriram combatendo. A luta armada deflagrada pelos jovens orientados por marmanjos desajuizados não deixou outra opção. A não ser que entregassem o país, transformando-a numa grande Cuba!
Posso anexar aqui uma lista semelhante a sua de pessoas vitimadas pelos atos terroristas desencadeados pelos jovens encurralados. E não me venha dizer que já foram processados e julgados, que não é verdade. Você sabe muito bem disto. Exemplo, o assassino de Edson Luiz, flanelinha no Calabouço, convenientemente transformado em estudante. Atribuíram a morte dele às forças policiais, quando na verdade o assassino dele veio a falecer no ano passado sem nunca ter sido sequer processado. Isto sem contar as pessoas que morreram apenas pelo fato de estarem no lugar errado na hora errada, vítimas do terrorismo indiscriminado. Ou os justiçamentos. Há farta literatura a respeito.
Aliás, você que tanto elogia o gênero, agora não é mais politicamente correto falar sexo, sei lá, prefiro continuar chamando de sexo feminino, disse que discutiram o assunto numa reunião da Comissão da Verdade. Julgaram Prestes, quando ele condenou Elza à morte? Você sabia que ela era menor de idade quando foi executada, não sabia? Bom, o partido do Prestes não mudou muito, não é mesmo, afinal abriga um espancador de mulheres em seus quadros!
Enquanto a Panair pagou todas as dívidas trabalhistas depois que faliu por perseguição política(?), sorte dos seus funcionários, a ditadura obrigou a massa falida a fazê-lo(?), os defenestrados da VARIG amargam até hoje na espera dos seus direitos. Bom, mas esta história você conhece bem e sabe que foi a ditadura petista companheira que beneficiou outra empresa, não é verdade? Dona Rosa está preocupada?
Miriam! Você venceu, apesar da ditadura pelo que eu entendi, que só teria lhe prejudicado, foi isso? Surpreendente, não é verdade? Depreendo que com muitas outras pessoas, em situação semelhante à sua, aconteceu o mesmo! Eu também venci, mas não me envolvi em nada e como sempre fui do bem, não tenho rancor algum. Posso contar tudo para os meus netos, também sou avô, sem problemas! Acho que você deve fazer o mesmo! E curar o seu amargor! Afinal, o Brasil não se transformou no que você pretendia! Pelo contrário, ficou um país muito melhor, ainda com problemas, mas muito melhor. Nossos netos vão viver num país melhor ainda!
Como última sugestão: deixem os cadáveres de JK e Jango em paz!
Marco Antonio Esteves Balbi

Antes de me dirigir à Câmara, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI conta-me que FERNANDO DAVID está fazendo pressão para que se encaminhe a nota fiscal referente ao COLAR DA VITÓRIA. Isso é um absurdo, pois as cem peças que recebemos foram a título de doação ao MMDC e não há negócio de compra e venda para se exigir nota fiscal. Fico irritado com esse disparate, já que o termo de doação foi encaminhado para o contador.
Encontramos no evento do hasteamento das bandeiras: LAURO ESCOBAR, REINALDO BRESSANE, o vereador PAULO REY, dona VERA (representando o vereador TONINHO PAIVA), o delegado de polícia LAERTE PEREIRA DA SILVA, o escoteiro DAVI MARCEL DE SOUZA PEREIRA FONTES, da Administração Regional da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – SÃO PAULO e outros escoteiros do GRUPO CRUZEIRO DO SUL. As crianças que participam da cerimônia de hoje são da ESCOLA PADRE CHICO (que cuida de crianças cegas). Como sempre, essa solenidade é comovente e marca uma grande vitória da Câmara Municipal no sentido de promover o civismo.
Faço um passeio até a Rua dos Protestantes, na LUZ. Revejo o arquivo da antiga OPERAÇÃO LARGENOS, depois denominada OSÓRIO. A operação em si está desativada faz alguns anos. No entanto fica o acervo. Ali vamos encontrar OLIVEIRA, CRISTIANO, RAFAEL, MAURÍCIO e agora o bebê da família de EDÍLSON e DANIELE, o ARTHUR (nascido em 26 de março).
MARINEI cuida dos 32 currículos para a seleção dos associados que irão receber a Medalha MMDC em 18 de maio. Estudamos esses currículos, sendo que já se tinha separado alguns de associados inadimplentes. Agora será mandado fazer os diplomas e MARINEI também cuida da compra das medalhas.
MARINEI conversou com FERNANDO DAVID e simplesmente foi dito que o termo de doação ainda não havia sido remetido. A nossa funcionária torna a enviar, por e-mail essa peça necessária para a justificativa do COLAR DA VITÓRIA. Essa história já está me saturando. O COLAR DA VITÓRIA trouxe um enorme benefício para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, aceito por todos, menos para o nosso Presidente do Conselho Deliberativo, que não apreciou a medida tomada pelo presidente. Por sua vez, o Presidente do Conselho Fiscal, apesar de saber da doação das 100 peças, exigiu, descabidamente, nota fiscal onde não houve transação comercial.        

DIÁRIO OFICIAL DE 02 DE ABRIL DE 2013 PUBLICA O SEGUINTE: Promovendo, nos termos do Dec. lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis PM: 822232-A Dimitrios Fyskatoris, do 25º BPM/M; 30538  2 Kleber Danúbio Alencar Júnior, do 33º BPM/M; 840869-6 Celso Aparecido Monari, do 32º BPM/M; 791593-4 Airton Iósimo Martinez, da C Mil e 851970-6 Kenji Konishi, do 51º BPM/M;
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, os Coronéis PM: 822232-A Dimitrios Fyskatoris, no CPA/M-8; 830538-2 Kleber Danúbio Alencar Júnior, no CPA/M-12; 840869-6 Celso Aparecido Monari, no CPA/M-9; 791593-4 Airton Iósimo Martinez, no CPI-4 e 851970-6 Kenji Konishi, no CPA/M-3.
Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM: 771276-6 Ernesto de Jesus Herrera, da DFP para a ESSgt; 801121-4 Airton Alves da Silva, do CAES para a ESSd; 822380-7 Maximiano Cássio Soares, do CPI-4 para a DFP; 801177-0 Roberval Ferreira França, da APMSSP para o CPI-2;  completando tempo para posto imediato de Cel, com 20%; 822426-9 Wellington Luiz Dorian Venezian, da DP para o CBI; 810370-4 Ricardo Gambaroni, do CPA/M-8 para o GRPAe; 810330-5 Carlos Magno da Silva, do CPA/M-9 para a APMSSP; 811917-1 Francisco Alberto Aires Mesquita, do CPA/M-12 para o EM/E e 812501-5 Audi Anastácio Félix, do CPA/M-3 para a DP.
Retificando o decreto de 8-1-2013, publicado no D.O. 5, de 9-1-2013, Seção II, na parte referente à transferência, por conveniência do serviço, do Cel PM 790535-1 Carlos de Carvalho Júnior, para o CPI-2, para declarar que sua transferência se deu a contar de 3 de janeiro de 2013.

ALERTA ! COMENTÁRIO DE DORA KRAMER SOBRE ARNALDO JABOR
Leia o comentário de Dora Kramer, Estadão de Domingo:
‘A decisão do TSE, sob a presidência de LEVANDOWISKI, determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lula' , feriu o preceito constitucional da liberdade de imprensa. 'Não deixem de ler e reler o texto abaixo e passem adiante':
A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE. (ARNALDO JABOR)
O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, 'explicáveis' até demais.
Quase toda a verdade já foi descoberta, quase todos os crimes provados, quase todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e quase nada acontece. Parte dos culpados estão catalogados, fichados, processados e condenados e quase nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe, tais são as manobras de procrastinação, movidas por um sem número de agentes da quadrilha. Isto é uma situação inédita na História brasileira!!!!!!!
Nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente e desfigurada!!!!!!!!
Os fatos reais mostram que, com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo, de cabo a rabo da máquina pública e desviou bilhões de dinheiro público para encher as contas bancárias dos quadrilheiros e dominar o Estado Brasileiro, tendo em vista se perpetuarem no poder, pelo menos, por 70 anos, como fizeram os outros comunas, com extinta UNIÃO SOVIÉTICA!!!!
Grande parte dos culpados, já são conhecidos, quase tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas os governos psicopatas de Lula e Dilma negam e ignoram tudo!!!!!
Questionado ou flagrado, o psicopata CHEFE, não se responsabiliza por suas ações.
Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso, nem vergonha do que fez!!!!!
Mente, compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir o poder. Estes governos são psicopatas!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior, é que a dupla Lula-Dilma, amparada em sua imagem de 'povo', consegue transformar a Razão em vilã, as provas, em acusações  'falsas', a condição de Cúmplices e Comandantes, em 'vítimas'!!!!!
E a população ignorante e alienada, engole tudo.. Como é possível isso? Simples: o Judiciário paralítico entoca a maioria dos crimes, na Fortaleza da lentidão e da impunidade, a exceção do STF, que, só daqui a seis meses, na melhor das hipóteses, serão concluídos os julgamentos iniciais da trupe, diz o STF. Parte dos delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem, com a ajuda sempre presente, dos TÓFFOLIS e dos LEVANDOWISKIS. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desses últimos dois governos.
Sei que, este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tinha de ser escrito...Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me: Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?'
A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo. A cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos!!!!! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações. Nos últimos anos, tivemos um grande momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.
Depois, surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e a Denúncia do Procurador-geral da república, enquadrando os 39 quadrilheiros do escândalo do MENSALÃO. Faltou o CHEFÃO. São verdades cristalinas, com sol a Pino. E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de 'gafe'. Lulo-Petistas clamam: 'Como é que o Procurador Geral, nomeado pelo Lula, tem o desplante de ser tão claro! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito e, como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT ? Como pode ser tão fiel à letra da Constituição, o infiel Joaquim Barbosa? Como ousaram ser tão honestos?' Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de exibicionista'. Quando apareceu aquela grana toda, no Maranhão, a família Sarney reagiu ofendida com a falta de 'finesse' do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando....
Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo de Lula, foi criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política. Uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista, que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o Simplismo.
(Não deixe de repassar é o mínimo que podemos fazer diante de tanta corrupção!)

Com muita raça, o maior público do time no ano e uma atuação de gala de VINÍCIUS, o VERDÃO venceu o TIGRE-ARG por 2 a 0, no PACAEMBU. Limitado, mas corajoso, o PALMEIRAS chegou a seis pontos, no segundo lugar do grupo, e segue vivo na LIBERTADORES. O TIGRE atacou primeiro, mas só o fez uma vez em toda a primeira etapa. GALMARINI alçou bola na área e ORBAN tocou de cabeça, logo aos 2 minutos. Mas, dali para frente, só o PALMEIRAS jogou. 

O motorista de ônibus escolar RÓBSON DA SILVA, de 35 anos, foi executado com tiros na cabeça diante de um grupo de alunos adolescentes e monitores que transportava em FRANCISCO MORATO, na região metropolitana de SÃO PAULO. Os assassinos o levaram para trás do veículo, o obrigaram a se ajoelhar e o mataram. Os criminosos não levaram nada. O crime aconteceu por volta das 18:30 horas de ontem, quando RÓBSON fazia a segunda viagem do seu turno. O trecho que percorria, na ESTRADA NOVA DO ANEL, CHÁCARA DAS CASCATAS, fica em área rural de 10 quilômetros. O local é deserto e tem iluminação precária. Além de vingança, a polícia trabalha com a hipótese de crime passional. RÓBSON tinha filhos pequenos de dois relacionamentos, mas se dava bem com as ex-companheiras, segundo os amigos.

Um milagre salvou a vida do CABO PM VANKLEI AMADOS DOS REIS, da ROCAM, no ITAIM PAULISTA, zona leste, na noite de ontem. O PM e um colega trocavam tiros com ladrões de carro quando uma bala, que tinha tudo para atingi-lo na cabeça, atravessou o capacete dele e saiu próximo à orelha, sem causar nenhum arranhão. “No momento tenso a gente não percebe nada. Achei apenas que uma pedra tinha batido no meu capacete”, disse o cabo, que em seis anos de atividade nunca havia passado por experiência tão arriscada. Ao se dar caonta de que havia escapado da morte por um triz, ele ficou surpreso e assustado. VANKLEI e outro PM faziam ronda na região do ITAIM PAULISTA quando viram dois homens em um CELTA que havia acabado de ser roubado em FERRAZ DE VASCONCELOS. Os policiais foram atrás do veículo, mas o motorista, na pressa de fugir, perdeu o controle da direção e bateu o carro contra o muro de uma casa na Rua ANTÔNIO MACHADO DA SILVA. No momento em que os PMs se aproximaram para socorrê-los, um dos ladrões, identificado como MATEUS DE OLIVEIRA MOTA, de 18 anos, começou a atirar. Houve revide e o rapaz foi atingido no peito e na cintura. O parceiro dele fugiu.

Um sargento aposentado da Polícia Militar levou um tiro à queima-roupa no peito, ontem à noite, simplesmente porque tentou alertar um desconhecido para não sair do supermercado sem pagar o refrigerante avaliado em R$2,50 que havia pegado. A vítima, cujo nome não foi divulgado por questões de segurança, estava no supermercado da Avenida VILA EMA, 656, na VILA ALPINA, zona leste, quando um suposto freguês, aparentando ter cerca de 30 anos, perguntou se não havia Coca-Cola. A vítima respondeu que não e o homem, calmamente, virou-se para pegar outro refrigerante. Segundo testemunhas, o PM teria visto o rapaz sair sem pagar a bebida e o chamou para adverti-lo de que precisava passar pelo caixa. Sem nada dizer, o desconhecido sacou o revólver e o baleou. Em seguida entrou em um CHEVETTE bege e saiu em alta velocidade. A dona do mercado afirmou que a vítima não era funcionário, mas estava sempre por lá. O sargento foi levado ao pronto-socorro da VILA ALPINA, onde está internado. O estado de saúde dele é estável. Por envolver PM, o caso, registrado no 56º DP, será investigado pelo DHPP.

Sete pessoas morreram e pelo menos outras 15 ficaram feridas, nesta tarde, em um acidente envolvendo um ônibus da Linha 328 que caiu do Viaduto BRIGADEIRO TROMPOWSKI na pista lateral da Avenida BRASIL, sentido centro, na altura da ILHA DO GOVERNADOR, no RIO DE JANEIRO. Os feridos foram levados para os hospitais FEDERAL DE BONSUCESSO, SOUZA AGUIAR, SARACURUNA e GETÚLIO VARGAS. Hospitalizado com uma fratura na perna, o motorista disse à noite à polícia que foi agredido com um chute na barriga por um passageiro. Ao tentar desviar de um carro após a agressão, ele afirmou ter perdido o controle do veículo. A queda foi de uma altura de dez metros. Os policiais devem voltar a ouvir o motorista do coletivo amanhã. À noite, a Secretaria Municipal de Transportes informou que o veículo tinha 46 multas de trânsito registradas desde que entrou em operação, em 2007, e estava com a vistoria do DETRAN vencida desde 31 de outubro de 2012. Segundo o Corpo de Bombeiros, os sete mortos no acidente foram identificados como: LUIZ ANTÔNIO DO AMARAL, de 41 anos; MARCIUS FLÁVIO DO NASCIMENTO, 36; OSÉIAS DA SILVA CARDOSO, 39; ÂNGELA MARIA REIS DA SILVA, 62; FRANCISCO BATISTA DE SOUZA, 40; JOSÉ APARECIDO DE JESUS, 41; e LUCIANA CHAGAS DA SILVA, 26. Duas vítimas socorridas estavam em estado grave nesta noite.

A juíza ALESSANDRA BILAC PINTO condenou o traficante ANTÔNIO FRANCISCO BONFIM LOPES, o NEM DA ROCINHA, a 20 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Outro traficante, ÂNDERSON ROSA MENDONÇA, conhecido como COELHO, foi condenado a seis anos de prisão por tráfico de drogas. A decisão foi publicada na segunda-feira. A juíza enfatizou não haver dúvidas de que NEM era o responsável por toda a organização criminosa da região: era ele quem preparava, adquiria e vendia entorpecentes na ROCINHA (RIO).

O terceiro homem acusado de estuprar uma turista em uma van, no RIO DE JANEIRO, foi preso. Procurado pela policia, CARLOS ARMANDO COSTA DOS SANTOS, de 21 anos, estava em ITABORAÍ – RIO. A polícia agora tenta identificar um menino de 12 anos que trabalhava como cobrador da van que foi palco do estupro da mulher e também da agressão e assalto ao namorado dela.

A CORÉIA NO NORTE anunciou a intenção de reativar um reator nuclear paralisado desde 2007. A agência estatal de notícias KCNA disse que a CORÉIA DO NORTE vai reativar todas as instalações militares, tanto para geração elétrica quanto para uso militar. O anúncio ocorre em meio a crescentes tensões na península da CORÉIA, onde os EUA reforçaram sua presença depois de uma série de ameaças norte-coreanas.

Cinco pessoas morreram vítimas do temporal que atingiu a região de BUENOS AIRES, capital da ARGENTINA, nesta madrugada, segundo o chefe do sistema de atendimento de emergência, ALBERTO CRESCENTI. A tempestade provocou alagamento, cortes no fornecimento de energia elétrica e caos no trânsito. Entre os bairros mais atingidos estão PALERMO, BELGRANO e NUÑEZ, no norte da cidade. Esses locais foram palco de um “boom” imobiliário na última década, mas sem obras hídricas para compensar, segundo ambientalistas.

A Assembléia Geral da ONU aprovou hoje o primeiro tratado global sobre comércio de armas, após mais de sete anos de negociações. O principio do tratado consiste em que cada país deve avaliar, antes de qualquer transação, se as armas vendidas podem ser usadas para burlar um embargo internacional, cometer um genocídio e outras “violações graves” aos direitos humanos ou ainda cair em mãos de terroristas ou criminosos.

O grupo islâmico HAMAS reelegeu hoje o líder KHALED MESHAAL, um político relativamente pragmático que já enfrentou críticas de radicais da FAIXA DE GAZA. Um diplomata na região disse que EGITO e CATAR fizeram intensa campanha pela recondução de MESHAAL, que relutava em aceitar o cargo. A votação envolveu cerca de 60 líderes do HAMAS, reunidos durante a noite no CAIRO.     

2 014    :       -     QUARTA-FEIRA
2 de abril – uma data a ser comemorada
Luiz Ernani Caminha Giorgis
                        Tanto ou mais do que o 31 de março, o 2 de abril deve ser comemorado, senão vejamos:
- foi a data na qual Goulart embarcou de Brasília para Porto Alegre, ainda Presidente;
- foi a data na qual o Congresso (na madrugada) depôs Goulart;
- foi a data na qual um novo Presidente foi empossado: Ranieri Mazzilli;
- foi a data na qual Goulart desembarcou em Porto Alegre já ex-presidente;
- foi a data na qual Goulart, ao invés de ir para o QG, foi para a residência do Cmt do III Ex, Gen Ladário;
- foi a data da reunião entre Goulart, Brizola e os generais, às 0700 horas, na residência de Ladário;
- foi a data na qual Goulart, na reunião, ouviu de um general que não valia a pena contar com a tropa a favor de um governo “desmoralizado”;
- foi a data na qual o Cmt da 3ª RM, General Floriano da Silva Machado, praticamente decidiu tudo dizendo: “Presidente, por favor! Isso é uma loucura! Loucura, Ladário! O que vocês estão propondo é uma loucura! Militarmente a situação é muito grave. Faço um apelo a ti, Ladário, não podemos pensar de maneira nenhuma em guerra!”
- foi a data na qual Goulart reuniu-se a sós com o Gen Floriano e convenceu-se que não adiantava mais qualquer reação – ele estava vencido pela sua própria incompetência;
- foi a data na qual Goulart, antes de ir para o aeroporto, rompeu com o seu “conselheiro da morte” Brizola;
- foi a data na qual Goulart embarcou para São Borja para nunca mais voltar;
- foi a data na qual Brizola desistiu de tudo, viajando dias depois para o Uruguai fardado de ‘brigadiano’;
- foi a data na qual Luiz Carlos Prestes fugiu do país;
- foi a data na qual se desfez o tripé traidor Goulart-Brizola-Prestes; e
- foi a data na qual o Brasil ficou livre da presença da tríade do mal comuno-socialista.   (2 DE ABRIL DE 1964).

O Diário Oficial de hoje publica as transferências de oficiais superiores no posto de CORONEL: ADRIANO RIBEIRO DE MAGALHÃES FILHO, do 38º BPMM; ANTONIO CARLOS BIAZOTTO FILHO, do 45º BPMI – PRAIA GRANDE, e JOÃO BATISTA DE SOUZA JÚNIOR, do Estado Maior Especial – Assistência Administrativa.
ADRIANO nasceu em 1º de janeiro de 1962. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1986; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1997. Não tenho as datas das suas outras promoções.
BIAZOTTO nasceu em 20 de março de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1988) e 1º TENENTE – 24 de maio de 1990.
JOÃO BATISTA nasceu em 26 de novembro de 1959. Entrou para a PMESP em 8 de maio de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1994; MAJOR – 25 de agosto de 2005. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL

Embora curtindo uma gripe, estou na Sociedade por volta das 13 horas. Logo vou almoçar, justamente quando está chegando o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo. Ele marcou uma reunião dos conselheiros para às 14 horas. Quando retorno do almoço encontro o SALLES aguardando o início da reunião. Apenas comparece ele nesta tarde. O JAIRO e o SALLES vão estudar o balancete do ano de 2013. Antes das 16 horas já se encerrara essa reunião.
Atendo alguns telefonemas e me preparo para a viagem a ITAPIRA. O ROMAGNOLI combinara comigo a saída de GUARULHOS por volta das 9:30 horas. Trata-se de um caso em que defendi a Sociedade Veteranos de 32-MMDC de palavras duras pronunciadas por um cidadão contra a Instituição. Isso se arrasta desde setembro do ano passado.
Adoentado, deixo a Sociedade antes das 16 horas. A gripe vai piorando conforme os dias vão se passando.

Um desempregado de 45 anos acabou sequestrado e torturado por quatro membros de uma facção criminosa após encontrar vinte mil reais que haviam sido jogados por eles dentro de uma caçamba de lixo em CIDADE ADEMAR, na zona sul da capital, hoje de madrugada. O nome da vítima não foi divulgado por questões de segurança. Os acusados resolveram se livrar do dinheiro para escapar dos policiais da ROTA, que os perseguia ontem à tarde. Após serem abordados e nada se encontrado, eles foram liberados e voltaram â caçamba, mas não encontraram o dinheiro. A vítima e um amigo perceberam a ação e teriam aproveitado para pegar a quantia deixada para trás.
Como são moradores do bairro, os criminosos logo descobriram a identidade do homem e o levaram até uma casa na Rua THOMAS MORLEY. Lá o desempregado passou a ser violentamente agredido. Uma ligação ao 190 denunciou o ocorrido. Desta vez a ROTA prendeu os quatro por tortura, sequestro e cárcere privado, receptação e associação criminosa. Um quinto integrante, identificado como o líder do bando, chegou depois, armado com um revólver calibre 38. Na casa dele os PMs apreenderam 4,7 mil reais e 11 celulares.

O governador GERALDO ALCKMIN autorizou nesta manhã o início da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho aos policiais militares, que autorizará a eles trabalharem em seu horário de folga com remuneração adicional, uma espécie de bico oficial. Ao todo mil policiais aceitaram voluntariamente participar da primeira fase do programa. Desses, 650 serão deslocados para locais da região metropolitana onde o comando da corporação verificar que há grande incidência criminal.
O LADEIRÃO DO MORUMBI e alguns bairros da zona leste já foram antecipados como os primeiros locais que receberão esse reforço no efetivo.
“Assim eu o aumento do número de policiais for acontecendo gradativamente, outras regiões serão contempladas”, disse o CORONEL BENEDITO ROBERTO MEIRA, comandante-geral da corporação.
Cada policial militar poderá trabalhar até oito horas diárias fora da jornada normal, por até dez dias no mês. Cada diária rende R$193,34 para oficiais e R$161,12 para sargentos, cabos e soldados.

Os sete jurados decidiram hoje condenar os 15 últimos policiais militares acusados pela morte de detentos no Pavilhão 9 da extinta CASA DE DETENÇÃO do CARANDIRU, em 1992. Os policiais foram condenados a 48 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado de quatro presos. O julgamento teve três dias de duração. Além os 15 integrantes do COE (COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS), outros 58 policiais já tinham sido condenados em três júris anteriores.

O humorista RENATO ARAGÃO, de 79 anos, recebeu hoje alta do Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO, depois de passar 11 dias internado com infecção urinária. Ele tinha dado entrada no Hospital BARRA D´OR, também no RIO, no dia 22 de março e foi transferido no dia 26 para o SAMARITANO, onde recebeu os cuidados de um infectologista. RENATO ARAGÃO precisou receber antibiótico venoso para controlar a infecção. De acordo com o boletim médico divulgado hoje pelo hospital, o humorista estava clinicamente bem, pronto para retomar normalmente a vida social, profissional e familiar. O ator já retornou para sua casa, no RIO DE JANEIRO.

Um princípio de incêndio ocorrido hoje no Fórum do RIO DE JANEIRO, no centro da cidade, fez com que fosse adiada a audiência que decidiria sobre a partilha de bens do ator e diretor MARCOS PAULO, morto em 2012, vítima de um câncer. A atriz ANTONIA FONTENELLE, que era mulher dele na época da morte, chegou a comparecer ao Fórum. Ela disputa a herança com duas filhas dele, VANESSA e MARIANA, frutos de casamentos anteriores, e com a atriz FLÁVIA ALESSANDRA, que é mãe de GIULIA, a filha mais nova do ator.

Durante os três meses de confinamento na casa do “BIG BROTHER BRASIL 14”, VANESSA MESQUITA foi acusada de ficar com CLARA AGUILAR apenas para chamar a atenção do público e prolongar sua permanência no jogo. Romane forjado ou não, a estratégia funcionou e a sister comemorou seu aniversário ontem com um presente notável: o prêmio de 1,5 milhão de reais concedido ao vencedor da edição do reality show. Com a conta bancária recheada, o próximo passo de VANESSA é decidir como fica o coração. De cara, ela rejeitou qualquer chance de ficar com o rapper SLIM. “Não me atrai”, disse. CLARA, porém, parece ter conquistado a nova milionária. “Vou levar a CLARINHA para LAS VEGAS, nos ESTADOS UNIDOS. Pretendo me casar com ela lá”, disse VANESSA, no programa “MAIS VOCÊ”, de hoje.

Aos 78 anos, o apresentador CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA sofreu um susto no último fim de semana. No sábado, ele foi até o Hospital SÍRIO-LIBANÊS realizar alguns exames e, na hora em que subiu na esteira, recebeu a notícia de que a gordura que tinha nas coronárias, descoberta no último ano, havia aumentado. Desde que recebeu a notícia, ele está internado. Ontem, ele passou por um cateterismo e já passa bem. CARLOS ALBERTO contou que, nos últimos meses, começou a sentir sono e cansaço, sem disposição. Ainda assim, ele revelou ser um homem ativo. “Eu faço ginástica duas vezes por semana, vou ao pilates e, quando estou no sítio, gosto de nadar. Mas a idade chega, não tem jeito. Essa é a vida”, contou, bem-humorado. CARLOS ALBERTO ainda não sabe quando terá alta médica. Enquanto consersava com a reportagem, teve de interromper a ligação para realizar mais alguns exames. ANDREA NÓBREGA, sua ex-mulher e mãe de dois de seus filhos, está acompanhando CARLOS ALBERTO.

Um tiroteio em uma base militar dos ESTADOS UNIDOS pode ter deixado ao menos quatro mortos e oito feridos. Os números foram divulgados por canais de TV norte-americanos. As autoridades do país não informaram o total de mortos e feridos. Uma testemunha descreveu o suspeito como um homem branco que dirigia um TOYOTA e levava uma pistola calibre 45. A FORT HOOD, nos TEXAS, é uma das maiores bases militares dos EUA e já foi palco de outro atentado, em 2009, que deixou 13 mortos.

O tremor de magnitude 8,2 na escala RICHTER, na noite de ontem, deixou um saldo de seis mortos no CHILE. O terremoto teve o epicentro localizado no mar, a sudoeste de IQUIQUE e a cerca de 1.850 quilômetros de SANTIAGO, na região de TARAPACÁ. O abalo destruiu casas, provocou bloqueios em estradas, incêndios, apagões e deslizamentos de terra. Cerca de 900 mil pessoas foram retiradas de suas casas ao longo de 4.329 quilômetros de litoral, depois de ter sido dado o alerta de tsunami. Foram registradas ondas de até 2,11 metros. O mar avançou quase 200 metros em IQUIQUE, onde está o principal porto exportador de minério do país, e inundou ruas e avenidas. O Exército foi acionado para patrulhar as ruas da cidade, a fim de garantir a ordem pública e prevenir roubos. Cerca de 300 detentos aproveitaram a catástrofe para fugir da prisão. A presidente do CHILE, MICHELLE BACHELET, decretou estado de catástrofe natural no norte do país.         

2 015     :     -    QUINTA-FEIRA
Apesar de várias repartições estarem fechadas nesta véspera da SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, vamos trabalhar no Monumento Mausoléu, uma vez que há muita coisa por fazer. Também marcara um encontro com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO no Obelisco, nesta tarde.
MARINEI documentou um episódio significativo pela manhã. As viaturas de radipatrulha da área sul se reuniram defronte o Monumento Mausoléu e homenagearam um soldado que morreu hoje com um minuto com todas as sirenes ligadas e a posição respeitosa de todos os patrulheiros. Um gesto que comove que assiste o clipt do acontecimento.
Aconteceu às 10h de hoje, 02 de abril, em frente ao Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 (Obelisco do Ibirapuera), homenagem ao Sd PM Geraldo Wolnei Siqueira, pertencente ao 16° BPM/M que faleceu após ter sofrido um traumatismo craniano devido um atropelamento quando trabalhava nas imediações do Jockey Club de São Paulo, por bandidos que fugiam do Bloqueio Policial. Participaram desta homenagem todas as viaturas que não estavam em atendimento de ocorrência no dia de horário. FOI EMOCIONANTE!

O SUBTENENTE GEORGE logo comparece ao Obelisco. Ele combina comigo um evento para o dia 15 de abril. Também está atento ao trabalho da equipe do vereador NELO RODOLFO que, na segunda-feira, dia 6, iniciará a entrega dos Ofícios de Outorga às autoridades selecionadas para o recebimento da MEDALHA DRÁUSIO na noite do dia 21 de maio, na Câmara Municipal.
Durante esta tarde vários soldados da rádiopatrulha do 12º BPMM passam pelo Obelisco. Isso é muito bom. A segurança do Monumento Mausoléu é mais efetiva de uns tempos para cá.
O filho da MARINEI, LUCAS, encontra-se conosco. Está de folga dos estudos na Universidade de Engenharia de ARARAQUARA. Vem passar a Páscoa com seus pais. O retorno para GUARULHOS não é fácil. O trânsito está muito ruim nas principais vias de São Paulo. Muita gente está saindo da cidade por causa do feriado prolongado.
Em casa, LUCINDA, JOÃO GOMES e PAULO CÉSAR assistem as cenas da queda de um helicóptero em CARAPICUÍBA. Inicialmente se fala em quatro mortes, mas depois surge uma quinta vítima. 
A empresa Helipark confirma na noite desta quinta-feira (2) que um dos cinco mortos na queda da aeronave em Carapicuíba, na Grande São Paulo, é Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos, filho mais novo do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O helicóptero da empresa Seripatri caiu sobre uma casa em Carapicuíba, nesta tarde, sem deixar sobreviventes. Morreram cinco pessoas. O acidente ocorreu por volta das 17h20, segundo os bombeiros. A empresa diz que um piloto e três mecânicos faziam um voo de teste depois de uma manutenção preventiva.
Lu Alckmin e Thomaz em evento no ano passado. (Foto: Arquivo/Divulgação)Lu Alckmin e Thomaz em evento no ano passado.
(Foto: Arquivo/Divulgação)
Thomaz Alckmin trabalhava como piloto. Ele era casado desde 2011 com a arquiteta Thais Fantato. Ele deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra recém-nascida, com aproximadamente um mês.
A mãe de Thomaz, Lu Alckmin, estava em Campos do Jordão e chegou por volta das 21h50 ao Palácio dos Bandeirantes. Alckmin estava em viagem pelo interior do estado e voltou para contar pessoalmente a ela sobre a morte do filho.
Em fevereiro do ano passado, Thomaz e a filha dele ficaram no meio de um tiroteio após serem abordados por criminosos na região do Morumbi. Eles estavam em um carro sem blindagem quando outro veículo parou na frente, impedindo a passagem, e quatro homens saíram armados. O filho do governador estava acompanhado por um carro de escolta. Os policiais militares reagiram e houve troca de tiros com os criminosos.
Thomaz e a filha foram retirados do local em segurança, sem ferimentos. Os criminosos fugiram em seguida. Em 2002, ele já havia sido alvo de criminosos. Um PM que fazia a segurança de Thomaz foi baleado e morreu após trocar tiros com bandidos na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.
Queda sobre casa: De acordo com a Associação de Moradores do condomínio Fazendinha (AMAF), em Carapicuíba, a queda aconteceu dentro do condomínio, e atingiu o telhado de uma casa em reforma. Segundo a AMAF, os moradores não estavam no local. A cauda da aeronave ficou sobre a residência e a maior parte do helicóptero caiu no chão, entre as árvores. Não há relato de feridos entre as pessoas que estavam nas imediações. O condomínio fica na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco.
Acidente será investigado: A Aeronáutica informou, por meio da assessoria de imprensa, que está apurando o caso para divulgar as informações sobre o acidente.
A aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. O modelo do helicóptero é EC 155 e a matrícula PPLLS. Em fóruns especializados em aviação, pilotos repercutiram o acidente e relataram que o filho do governador estava como co-piloto do helicóptero. A aeronave fazia um voo teste de balanceamento após a troca de uma pá do rotor principal.
Nota da empresa dona do helicóptero: Leia a íntegra da nota divulgada às 19h11 desta quinta:
"A Seripatri lamenta profundamente a morte dos quatro ocupantes do helicóptero de propriedade da empresa, em um trágico acidente na Grande São Paulo, na tarde desta quinta-feira (2/4). Ocupavam a aeronave o piloto da empresa, com mais de 30 anos de experiência, e o mecânico, também funcionário da Seripatri. Os outros dois ocupantes eram mecânicos da Helipark, empresa de manutenção. O acidente ocorreu durante voo de teste, após a aeronave passar por manutenção preventiva. O helicóptero, da marca Eurocopter, modelo EC 155, prefixo PPLLS, tinha cerca de quatro anos de uso, com aproximadamente 600 horas de voo e estava com sua documentação e manutenção rigorosamente em ordem. Neste momento de luto e enorme tristeza para todos, a Seripatri está prestando toda a assistência necessária aos familiares das vítimas, bem como já destacou profissionais para acompanhar junto às autoridades as investigações das causas do acidente."

Um menino de 10 anos foi baleado e morreu durante uma operação do Comando de Operações Especiais (COE) – que reúne as tropas de elite da PM – na tarde desta quinta-feira (2), no Conjunto de Favelas do Alemão. Um vídeo postado na internet (veja na reportagem abaixo) mostra moradores revoltados com PMs, chamados de "covardes" e "assassinos". Eduardo de Jesus Ferreira é a quarta vítima de confrontos entre polícia e criminosos em 24 horas.
Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHoque) foram recebidos a tiros por criminosos na comunidade do Areal. "Houve confronto e um menor foi baleado", diz o texto. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado e as armas dos policiais serão apreendidas pela Polícia Civil. A Divisão de Homicídios vai investigar o crime.
'Não vamos recuar', diz governador: O governador Luiz Fernando Pezão divulgou uma nota lamentando os episódios de violência no Rio. Ele se solidarizou com as famílias das vítimas, determinou empenho máximo à polícia nas investigações e disse que o estado não vai recuar diante da covardia de criminosos.
"As nossas forças de segurança vão continuar enfrentando a criminalidade. E o Estado também, se preciso, vai continuar cortando na própria carne para perseguir esse objetivo. Não vamos recuar diante da covardia de criminosos. Determinei empenho máximo à polícia nas investigações para que os culpados sejam punidos", disse Pezão. A repercussão do caso fez com que o Conjunto de Favelas do Alemão fosse um dos assuntos mais comentados na noite desta quinta-feira (2) no Twitter. O assunto aparecia na segunda posição do ranking nacional (trending topics) como #GuerraNoAlemão.
Mais baleados: Pelo menos outras duas pessoas foram atingidas por balas perdidas no Alemão desde a tarde desta quarta (1º) – uma mulher morreu e a filha dela ficou ferida. No total, além de Eduardo, outras seis pessoas foram baleadas em dois dias – três morreram. Há cerca de 90 dias seguidos os moradores do Alemão convivem com intensos tiroteios.
Pela manhã, uma base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na Rua Canitá, foi atacada. Janelas da unidade, que funciona dentro de um contêiner, foram quebradas. Segundo o CPP, pessoas não identificadas também colocaram fogo em uma caçamba de lixo que fica ao lado da unidade. O fogo em um colchão chegou a atingir uma parte da base.
O Alemão foi classificado como uma área de bandeira vermelha, onde há resistência do tráfico e risco para a ação da polícia. Por isso, o COE foi acionado. A nova classificação das UPPs foi publicada no Diário Oficial há duas semanas. As áreas de bandeira amarela são aquelas que ainda apresentam riscos, mas têm uma tendência de estabilização, e as de bandeira verde, onde o processo de pacificação é considerado estável.
Teleférico parado: O teleférico do Alemão vai parar por duas semanas a partir do dia 11 de abril. A paralisação é necessária para manutenções, mas poderia ser feita até o meio do ano. A Supervia, concessionária que opera o teleférico, decidiu antecipar a medida por causa da violência.

A Justiça de SÃO PAULO aceitou o pedido de recuperação judicial apresentado por nove empresas do grupo de engenharia OAS, que terão 60 dias para apresentar planos de pagamento de dívidas contraídas até fins de março. Segundo a companhia, o pedido foi aceito pelo juiz DANIEL CARNIO COSTA, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Trbunal de Justiça do Estado de SÃO PAULO. A OAS afirmou em comunicado que todas as dívidas assumidas a partir de abril serão integralmente cumpridas. Pagamentos de salários e benefícios de mais de cem mil funcionários não serão efetuados.

Dois soldados da Polícia Militar detidos no presídio ROMÃO GOMES pularam o muro do local e fugiram na quarta-feira, ontem, dia 1º de abril. Segundo a Polícia Militar, os agentes de segurança do local somente perceberam a ausência do ex-soldado FLÁVIO ARMANDO PITTA MOURINHO e do soldado GILBERTO ERIC RODRIGUES após a contagem dos presos.
Logo depois, os policiais fizeram buscas no local com cães farejadores e procuraram os detentos pela região, mas não conseguiram encontrá-los.
A Polícia Militar disse que vai investigar as circunstâncias da fuga. A corporação não informou o horário que os condenados saíram e também não respondeu sobre a quantidade de policiais que fazem a segurança do local.
O ex-soldado FLÁVIO trabalhava em MOGI-GUAÇU (164 km de SÃO PAULO) e foi condenado em regime fechado por homicídio doloso. Ele já foi expulso da polícia. Já o soldado GILBERTO trabalhava em um batalhão da zona sul da capital e aguardava julgamento. Ele também é suspeito de cometer homicídio.
Esta é a terceira fuga registrada no presídio da PM. Em 1990 e 2010 aconteceram casos semelhantes. O ROMÃO GOMES é a única casa de detenção para policiais. A corporação não divulgou a quantidade de presos no local.

O novo secretário municipal de Segurança Urbana, ÍTALO MIRANDA JÚNIOR, pretende realizar ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública para tirar do papel o que os seus antecessores cansaram de prometer: integrar as polícias Militar e Civil com a GCM (GUARDA CIVIL METROPOLITANA).
O delegado da Polícia Civil assume o cargo hoje à tarde. JÚNIOR atuou na Polícia Civil por 38 anos e foi delegado titular em 30 delegacias do estado. Ele estava na Seccional de LIMEIRA antes de aceitar o convite do prefeito FERNANDO HADDAD. Ele ganhou notoriedade por conduzir o inquérito do caso do ex-cirurgião FARAH JORGE FARAH, condenado a 16 anos de prisão pelo esquartejamento da amante em 2003.
ÍTALO acredita que sua experiência pode facilitar o contato com as polícias. "Eu agradeço o convite para esse novo desafio. Trabalhei 38 anos na Polícia Civil e quero realizar operações conjuntas com as polícias", afirmou.
HADDAD também cobra uma maior integração entre a GCM e as forças de segurança do Estado. Uma das metas é ampliar a dinâmica da OPERAÇÃO DELEGADA, que colocam policiais de folga nas ruas, e a "DELEGADINHA" da GCM, quando os guardas-civis fazem o mesmo. "Nós temos um caminho a trilhar desde que tenhamos humildade e lealdade. Não se trata de disputar uma área tão complexa que exige tanta sobriedade", disse o prefeito.
O secretário também ressaltou a importância de ações na região da CRACOLÂNDIA, na LUZ, Centro de SÃO PAULO. Ele acredita que a internação compulsória é uma solução para os usuários de drogas do local.
"Aquelas pessoas não são criminosas, mas sim doentes". ÍTALO prometeu ainda intensificar a segurança os parques. A GCM vai receber ainda este ano dois mil guardas - 500 já foram nomeados.

Policiais do DEIC descobriram o principal depósito de distribuição de maconha da zona sul. A ação aconteceu ontem à tarde no JARDIM ÂNGELA. No total foram apreendidos 536 quilos da droga. Dois homens foram presos. Um deles era procurado pela Justiça.
A descoberta do depósito foi possível por meio de apurações realizadas por integrantes da 6ª PATRIMÔNIO - Delegacia de Investigações Sobre Facções Criiminosas e Lavagem de Dinheiro. A maconha era guardada em uma casa na Rua TIJUCO DA SERRA.
Durante dez dias, o local ficou sobre observação. Ontem ocorreu uma grande movimentação de veículos na frente do imóvel, principalmente de um HYUNDAI SANTA FÉ e uma picape SAVEIRO.
A equipe deteve A.S.P.A, de 29 anos, e A.E.V.S, de 30. Eles admitiram a existência do depósito de maconha no local. No interior do imóvel não havia mobília. Ele era usado apenas para estocar 418 tijolos da droga. Policiais do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) foram acionados para realizar transportes do entorpecente. A S.P. também revelolu ser procurado. Ele e A.E.V.S. foram autuados por associação para o tráfico. 

Professores da rede estadual de SÃO PAULO decidiram hoje, em assembléia, manter a greve iniciada em 16 de março. A categoria reivindica 75% de reajuste e melhores condições de trabalho, entre outras solicitações. Após votarem pela manutenção da paralisação no vão do MASP, os docentes partiram em caminhada na PRAÇA DA REPÚBLICA, no Centro. De acordo com a Polícia Militar, mil pessoas participaram do ato.
Na última segunda-feira, uma reunião entre o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e o governo terminou sem acordo. A secretaria não ofereceu nenhuma proposta de reajuste salarial aos professores.
O governo responde dizendo que "materializou um plano de reajuste de 45% em quatro anos (aos docentes) e consolidou uma política de benefícios que só este ano vai pagar 1 bilhão de reais em bônus por mérito". A pasta garante estar aberta ao diálogo. O último balanço feito pelo sindicato apresentou uma adesão à greve de 60% do efetivo. Já a secretaria aponta que o índice de comparecimento permanece em 92%, ou seja, 8% dos docentes não estão trabalhando.

 O engenheiro Guido Pessotti, de 82 anos, reconhecido como um dos mais importantes projetistas de avião do mundo, morreu na manhã desta quinta-feira (2) em São José dos Campos (SP). Guido esteve no grupo fundador da Embraer e foi o primeiro diretor técnico da fabricante de aeronaves. Ele também foi responsável por integrar projetos de aviação em diversos países. O engenheiro estava internado há duas semanas no Hospital Santos Dumont em São José e faleceu por volta das 9h em decorrência de uma infecção generalizada. Segundo a família, ele havia dado entrada na unidade para tratamento de uma infecção urinária e pneumonia. Há dois anos ele tratava um câncer de próstata. O velório teve início no fim da tarde e o enterro está previsto para a tarde desta sexta-feira (3) na cidade. Pessotti nasceu em Piracicaba (SP) e em 1960 graduou-se em Engenharia Aeronáutica, na especialidade Aeronaves, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele vivia com a família na cidade e deixa a esposa e quatro filhos. Entre outros projetos, Pessotti trabalhou no desenvolvimento do bimotor Bandeirante, um dos produtos pioneiros da Embraer, durante sua passagem pela Diretoria de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ele assumiu a diretoria da companhia em agosto de 1969 e esteve à frente de projetos para o desenvolvimento de aeronaves comerciais e para uso militar, vendidas para todo o mundo. Em 1974, Guido Pessotti recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Santos Dumont, concedida pelo Ministério da Aeronáutica por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira. Em 1986, ele recebeu o título de Eminente Engenheiro do Ano, do Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo. “A Embraer é o que é hoje devido à herença técnica que ele implantou na empresa. Ele tinha um grupo com engenheiros extremamente competentes para desenvolvimento de projetos. Ele exigia muito da equipe dele, tinha visão e feeling para a área de projetos e gostava de saber das últimas tecnologias para incorporar aos produtos da empresa”, afirmou o jornalista especializado em aviação Mário Vinagre, que está escrevendo uma biografia do engenheiro. Por meio de nota, a Embraer afirmou que “lamenta profundamente o falecimento” de Guido Pessotti”. A empresa afirmou que criou, há poucos meses, a Cátedra “Guido Pessotti” no ITA como homenagem ao engenheiro. De acordo com a companhia, a iniciativa é “uma justa e tempestiva homenagem a um profissional que muito contribuiu para o desenvolvimento da engenharia aeronáutica brasileira e da própria Embraer”.(Clipping - Fonte: G1)

A Justiça da INDONÉSIA vai anunciar na próxima segunda-feira se dois australianos condenados à pena de morte vão ter seus recursos aceitos ou não. MYURAN SUKUMARAN e ANDREW CHAN estão no mesmo grupo de dez presos, incluindo o brasileiro RODRIGO GULARTE, de 42 anos, que pode ser executado a qualquer momento por tráfico de drogas após o presidente JOKO WIDODO ter rejeitado seus pedidos de clemência. "Os dois lados receberam oportunidades amplas para apresentar evidências e testemunhos", afirmou  UJANG ABDULLABH, um dos três magistrados que analisaram os casos. "Os juízes decidirão após estudar evidências apresentadas. "O governo da AUSTRÁLIA pediu várias vezes para que a INDONÉSIA poupe as vidas dos condenados. WIDODO recusou, o que tem prejudicado as relações diplomáticas entre os países. A mesma estratégia foi utilizada pelo BRASIL, com pedidos pessoais da presidente DILMA ROUSSEFF, para qu MARCO ARCHER CARDOSO MOREIRA, 53, não fosse morto. Não funcionou e o brasileiro foi executado em 17 de janeiro. 

2 016    :      - SÁBADO
Mais um policial militar foi morto hoje nas ruas de SÃO PAULO. A vítima da vez foi o CABO PM REGINALDO GODOY TALACOLI, de 46 anos, assassinado brutalmente por dois bandidos na frente do próprio filho, de 15 anos. Eles estavam indo pescar. Só pararam no posto de combustíveis para calibrar os pneus do carro. Vítima de um assalto, REGINALDO morreu simplesmente por ser policial. O ladrão viu sua arma e atirou à queima roupa. Somente em 2016, 19 agentes do estado perderam a vida por bandidos na capital e em cidades do interior em pouco mais de 90 dias - uma a cada quatro dias. Treze desses policiais estavam de folga, como REGINALDO. Não adianta mais esconder a farda em sacola de supermercado. O medo tomou conta. É preciso reagir para que todos não nos tornemos estatísticas.

Foram 126 dias longe do MORUMBI. O torcedor não via a hora de voltar à sua casa para acompanhar o SÃO PAULO. Hoje, contra o OESTE, deu para matar a saudade do estádio e da vitória, mas não do bom futebol. Mesmo com o triunfo por 2 a 1, de virada, o TRICOLOR ficou devendo mais uma vez. Com a vitória, o SÃO PAULO chegou a 22 pontos no Grupo C e deu um grande passo rumo à sua classificação para a próxima fase.
A PONTE PRETA deu um novo significado à expressão atropelar o adversário no futebol e venceu o ÁGUA SANTA por 7 a 2, na penúltima rodada do PAULISTÃO. WELLINGTON PAULISTA foi o destaque, com quatro gols, no MOISÉS LUCARELLI. FELIPE AZEVEDO, ELTON e DOUGLAS  GROLLI completaram o serviço. TCHÔ, duas vezes, descontou.
O resultado colocou pressão sobre o PALMEIRAS. A MACACA lidera o Grupo B com 19 pontos, mesma pontuação do ITUANO, um ponto a mais em relação ao VERDÃO.
Já o AUDAX tinha de vencer o SÃO BENTO para avançar às quartas de final, mas precisou dos acréscimos para respirar aliviado. Um gol de YTALO, aos 50, garantiu a virada por 2 a 1, no Estádio JOSÉ LIBERATTI.
Com direito a recorde da pista, o inglês LEWIS HAMILTON garantiu a pole position no GP DO BAHREIN. Ainda no criticado formato classificatório de mata-mata, o piloto da MERCEDES fe um tempo recorde. Ao seu lado na fila, o alemão NICO ROSBERG. Quem também fez dobradinha foi a FERRARI, com SEBASTIAN VETTEL e KIMI RAIKKONEN na sequência. O brasileiro FELIPE MASSA começa a prova em sétimo lugar, atrás de seu parceiro na WILLIAMS, VALTTERI BOTTAS, sexto colocado. O também brasileiro FELIPE NASR foi o primeiro a ser eliminado na qualificação e vai largar em último na corrida.   

02/04/2016
Dilma Rousseff e Jaques Wagner [ministro-chefe do gabinete pessoal da presidência] se tornaram alvo de uma representação feita na PGR
A representação poderá custar aos dois políticos a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por um prazo de três a cinco anos.
Os senadores RICARDO FERRAÇO e JOSÉ MEDEIROS (são os autores da representação) ingressada na última quinta-feira, dia 31 de março.
DILMA não esconde que está negociando cargos em troca de apoio de parlamentares e partidos nanicos, após ser praticamente abandonada pelo PMDB.
CARLA ZAMBELLI (representante da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos) também assina o documento que pede a abertura imediata de inquérito civil administrativo contra a presidente DILMA e o ministro JAQUES WAGNER.
Caso a culpa dos representantes da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos seja cmprovada, a aplicação do art 12, inciso III da lei 8.429/92 PREVÊ A PERDA da função pública e suspensão dos direitos políticos por um prazo de três a cinco anos.
A argumentação dos autores é de que ocorre "explicitamente a adoção de práticas lastreados em atos jurídico e aparente desvio de finalidade sob a orientação e em cumprimento a determinação direta da presidente DILMA. "Condutas que podem ser enquadradas no art 11, inciso 1º dá mesma lei 8.429/92, que prevê a prática de atos visando fim político em lei ou regumento ou diversos de "ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele  previsto, na regra de competência".

Tenho uma ótima recuperação da extração dos dois dentes ontem. Não sinto dores e parece que foi um alívio a perda desses dentes. Passo um sábado tranquilo. Meu problema é recuperar o tempo perdido com os últimos eventos.
O CAPITÃO PM CAPARROZ, Secretário da Medalha MMDC, comparece à tarde em casa para assinar diplomas referentes a essa medalha, para o evento do Centro Médico, em 7 de abril. Também assina diplomas do Núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.
A crise enfrentada pelo país atingiu em "cheio" a presidente da República, Dilma Rousseff. O processo de impeachment se aproxima assustadoramente do Palácio do Planalto e a tensão aumenta exponencialmente, acarretando enorme preocupação ao governo. A presidente dá mostras de que não está aguentando toda a pressão envolvida no processo que julga seu impedimento e que caminha a passos largos para o plenário da Câmara dos Deputados, onde será decidido o futuro dogoverno Dilma, sob o comando do presidente da Casa, Eduardo Cunha, cujo desdobramento arremeterá o processo para análise do Senado Federal, se consumada a aprovação na Câmara.
Desequilíbrio emocional
A presidente Dilma tem demonstrado momentos de tensão nervosa altamente explosiva, de acordo com relatos de seus auxiliares mais próximos. O abalo psicológico é tão intenso, que ela chega a se "entupir" de calmantes, ocasionando efeitos indesejados, como por exemplo, o fato desses medicamentos acabarem se tornando inócuos, já que nem sempre, surtem efeito positivo, de acordo com auxiliares próximos. Um dos medicamentos prescritos para utilização é o "Rivotril" e "Olanzapina", ressaltando que este último é indicado para o tratamento de "esquizofrenia", ministrado desde que foi deflagrado o processo de impeachment.
Juiz Moro é um dos alvos
Um dos alvos de "gritaria" e de palavras de repulsa, proferidas por Dilma Rousseff, é o juiz paranaense, Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que apura uma série de crimes cometidos e desvios bilionários oriundos dos cofres públicos da Petrobrás. Dilma, em suas "explosões nervosas", chega a se referir ao juiz federal, prometendo "vingança", ao conversar com um assessor: "quem esse menino (Moro) pensa que é? Um dia ele vai pagar pelo que está fazendo", de acordo com relatos. A agressividade de Dilma também atinge correligionários, como a deputada gaúcha Maria do Rosário, que ao divergir da mandatária, em referência à Comissão da Verdade, ouviu xingamentos: "Cale sua boca, você não entende disso. Só fala besteira", disse a presidente, completamente irritada.
A psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross descreve cinco estágios do comportamento humano, em relação às pessoas que se aproximam ou vivenciam o sentimento de "perda": "negação", "raiva", "negociação", "depressão" e por último, "aceitação". O modelo consagrado de estágios revela que, por hora, Dilma oscila entre os dois primeiros.

A família do ex-líder petista e prefeito de Santo André, Celso Daniel, acha que seu assassinato foi a mando da cúpula do PT, que na época era capitaneado por Lula, Zé Dirceu e Gilberto Carvalho, uma “santa trindade”.
O fato é que a polícia do estado de São Paulo nunca conseguiu esclarecer plenamente tal crime. E aí vem a Operação Carbono 14 e reabre uma ferida que Lula e o PT gostariam de ver esquecida e enterrada como Celso Daniel.
O juiz Sérgio Moro, ao autorizar a Operação Carbono 14 mexeu num vespeiro complicado, que já rendeu recentemente insinuações até por parte do ministro Gilmar Mendes, tanto que até já gerou nota do patético Instituto Lula, que não deixa dúvidas ao afirmar que a reabertura de um caso encerrado em todas as instâncias judiciais, a partir do que chama de ilações sem fundamento, é mais uma prova de perseguição política de Sérgio Moro contra Lula, sendo uma arbitrariedade e uma afronta ao Supremo Tribunal Federal.
O foco das investigações nesta nova fase da Operação Lava jato, apelidada de Operação Carbono 14, foi um empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin que o pecuarista, amigo de Lula, José Carlos Bumlai contraiu junto ao Banco Schahin em outubro de 2004, e tem tinha por objetivo quitar dívidas do PT.
As investigações até agora descobriram que, do valor total emprestado a Bumlai, no mínimo R$ 6 milhões foram repassados ao empresário Ronan Maria Pinto. Estes repasses foram feitos usando-se várias estratégias de transferência de recursos, formatando um amplo esquema de lavagem de dinheiro.
Quem inicialmente citou o pagamento feito por Bumlai a Ronan o publicitário Marcos Valério em um de seus depoimentos. Marcos Valério foi condenado por ser operador do esquema do Mensalão e já é figurinha fácil nos esquemas de propinas até então apurados. Este depoimento de Marcos Valério teria ocorrido em 2012, quando ele relatou à Procuradoria-Geral da República que Sílvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, procurou-o em 2004 para tratar sobre as chantagens feitas por Ronan Maria Pinto, e que numa reunião com Pereira e o publicitário, Ronan teria pedido os R$ 6 milhões para ficar calado.
Ou seja, a questão é que o alvo das investigação, como eu já disse, não era o caso Celso Daniel, mas sim a apuração de novas evidências de corrupção com dinheiro da Petrobrás, e o nome do prefeito de Santo André e seu assassinato apareceram durante as investigações, logo, isto não é perseguição, mas sim investigação.
O que até então tem aparecido é que o empresário Ronan Maria Pinto teria chantageado Lula e o PT e ameaçava dar informações sobre o suposto envolvimento de Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho no assassinato de Celso Daniel, e que teria sido silenciado com dinheiro saído da Petrobrás, num total de seis milhões de reais.
De acordo com o Ministério Público de São Paulo, Celso Daniel foi assassinado por ter descoberto a cobrança de propinas e, por não concordar, ter tentado impedi-la. Estas propinas seriam para abastar o “caixa dois” do PT, segundo dizem os promotores, embora a polícia afirme que Celso Daniel foi morto num crime comum.
É estranho que agora os advogados de Lula digam que ele sempre agiu dentro da legalidade e que não há motivo que pudesse justificar uma tentativa de extorsão ao ex-presidente e que a polícia, ao investigar o caso, não tenha identificado qualquer elemento que pudesse conferir veracidade às declarações de Marcos Valério.
É muito estranho que os advogados de Lula e o próprio Instituto Lula agora venham querer politizar esta mera investigação de mais um ato corrupção, que tem demonstrado ter relação com a morte de Celso Daniel. O que há a temer? O que Sérgio Moro pode descobrir?
(*JOÃO JORGE BRAGA é natural de Minas Gerais e estuda a política brasileira desde 1950).

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), vai ingressar na próxima segunda-feira (4/4), com representação na Procuradoria-Geral da República contra a presidente Dilma Rousseff por incitação ao crime e prevaricação. No documento, o parlamentar argumenta que a presidente da República incita e avaliza o crime ao permitir que líderes de supostos movimentos sociais usem o Palácio do Planalto para fazer ameaças de invasão de terras, além de difamar o juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo da operação Lava-Jato.
Nesta sexta-feira (1/4), em cerimônia na sede do Poder Executivo, com a presença de Dilma Rousseff, o secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides Santos, proferiu ameaças a parlamentares de invasão de propriedades incluindo imóveis particulares e seus gabinetes no Congresso Nacional.
“Está configurado o aval a uma prática criminosa. Dilma Rousseff comete crime de prevaricação: tem conhecimento do crime e permite que ele aconteça. O Brasil todo sabe que o PT endossa invasões, assassinatos e sequestros. O que não imaginávamos é que haveria uma autorização explícita a crimes dentro do Palácio do Planalto com a presença da presidente da República. Dilma está estimulando a bandidagem dentro do Planalto ao declarar guerra ao direito de propriedade e incitar a invasão criminosa. O PT não é um partido, é uma organização criminosa”, avaliou o líder do Democratas.
“Nossa ação não será apenas contra os pelegos da presidente, mas contra figura da presidente que deixa claro que não tem condições morais e éticas para governar o país. Dilma está se comportando como presidente dos presidiários da Papuda. Estamos vivendo um clima de bandidagem pior que o assistido na Venezuela. O exército de Lula e Dilma está nas ruas prejudicando o cidadão e instaurando um cenário de terrorismo”, acrescentou o senador goiano.

Em um discurso em FORTALEZA, hoje de manhã, LULA disse que TEMER precisava "aprender" sobre as eleições e por ser "constitucionalista e professor de direito" sabe que há um golpe em curso contra DILMA.
Em nota, o vice rebateu no mesmo tom provocativo. "Justamente por ser professor de direito constitucional, MICHEL TEMER tem ciência de que não há golpe em curso no BRASIL".
LULA ainda citou os filhos e o neto do ex-aliado para criticá-lo. Ele (TEMER) sabe que vão cobrar é dos filhos dele, é do neto dele amanhã. Porque a forma mais vergonhosa de chegar ao poder é tentar derrubar um mandato legal", continuou LULA para a plateia formada majoritariamente por petistas e integrantes de movimentos sociais. LULA disse ainda que o país vive um "clima de ódio nunca visto antes" e "defender o impeachment de DILMA é agir como golpista", repetindo o discurso adotado pela própria DILMA e seus auxiliares mais próximos às vésperas de a Câmara dos Deputados votar o relatório da comissão especial que deverá indicar pelo impeachment da presidente.
"Eu estou estranhando um pouco o que está acontecendo no nosso país. Eu completei 70 anos de idade. Vivo nesse país fazendo política e nunca vi um clima de ódio estabelecido no país como agora. Aqueles que amam a democracia, aqueles que gostam de fazer política (...) querem que se respeite a coisa mais elementar, que é o respeito ao voto popular que elegeu DILMA", discursou LULA.
Para ele, DILMA não deveria ser afastada do cargo porque não cometeu crime de responsabilidade. "Foi só a DILMA começar a andar de bicicleta que eles inventaram as pedaladas. Ninguém aqui é contr ao impeachment, que está na Constituição, mas tem de ter base legal, crime de responsabilidade. E a companheira DILMA não cometeu crime de responsabilidade."

A Procuadoria-Geral da República deve pedir ao Supremo Tribunal Federal que o ex-presidente LULA seja investigado no principal procedimento da OPERAÇÃO LAVA JATO na Corte, o inquérito-mãe que apura crime de formação de quadrilha no esquema de desvios de recursos da PETROBRÁS.
O grupo de trabalho responsável pela LAVA JATO na PGR prepara os primeiros pedidos de abertura de inquérito a partir da delação premiada do senador DELCIDIO DO AMARAL (sem partido-MS), já homologada pelo STF e tornada pública no último dia 15 de março.

Parte das citações a LULA seria encaminhada ao procedimento já existente, conforme um pedido em análise no Ministério Público Federal. O ex-presidente é o político mais citado na delação de DELCÍDIO: são ao todo, oito acusações ao petista. Além de LULA, a PGR estuda pedir a abertura de procedimentos para investigar também a presidente DILMA.