segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PRESSIONE VOCÊ TAMBÉM O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Pressionando Supremo Tribunal Federal (STF)

Abaixo assinado para o não desmembramento da operação Lava-Jato. O Povo exige a permanência do Juiz Sergio Moro no comando de toda a operação.

Com o desmembramento da operação lava-jato se dará o inicio da impunidade.
O povo brasileiro exige a permanência do Juiz Sergio Moro no comando das investigações
Se você concorda, assine esse abaixo assinado e compartilhe com o máximo possível.
CARTA PARA
Supremo Tribunal Federal (STF)
Abaixo assinado para o não desmembramento da operação Lava-Jato. O Povo exige a permanência do Juiz Sergio Moro no comando de toda a operação.

COORDENADORIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS POLICIAS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO - REUNIÃO DE EMERGÊNCIA EM 29 DE SETEMBRO DE 2015, ÀS 10:30 HORAS, NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMESP




                                                                               São Paulo, 25 de Setembro de 2015.

Senhores Presidentes,

                                               Peço sua especial atenção para esta reunião de emergência: na próxima terça-feira, 29 de Setembro, às 10:30 horas, todas as entidades ligadas à Polícia Militar do Estado de São Paulo estão convidadas a participar de uma reunião na sede da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo – AOPM, R. Mamud Rahd, 973 – Salão Vitória - Tremembé, São Paulo.
                                               O motivo da urgência se deve a audiência pública que será realizada em São Paulo no dia 09 de Outubro, em que será discutido o Ciclo Completo de Polícia. O assunto muito nos afeta em virtude das ofensas que estão sendo dirigidas nas redes sociais aos nossos policiais militares, questionando nossa competência, sanidade mental, caráter e índole para a realização desse trabalho. Apresentaremos na ocasião um levantamento que mostra as milhares de horas desperdiçadas pela Corporação nas delegacias, ao encaminhar ocorrências de pequeno porte.
                                               A presença dos senhores presidentes é indispensável. A CERPM precisa estar à frente da defesa dos interesses de nossos policiais militares quando um assunto de tão grande importância pode mudar os rumos da execução do trabalho policial.

                                               Conto com seu comparecimento para a tomada de decisões e estabelecimento de estratégias.

Favor confirmar o recebimento deste e-mail.

                                                               Atenciosamente,

                                                                     ANGELO CRISCUOLO
                                                                      Presidente da CERPM

27 DE SETEMBRO DE 2015 - DOMINGO

DIA     VINTE      E    SETE    DE     SETEMBRO     DE     2 015     -     DOMINGO.
78 anos e nove meses de idade.
Início de minhas memórias: 9 de julho de 1950.
81º DIA DO ANO 66º
57 anos e 115 dias na PMESP
56 anos e 227 dias da ESCOLA DE OFICIAIS – 20 282 DIAS – 489 624 HORAS.
52 anos e 20 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
27 anos e 198 dias no Posto de Coronel – 330 meses e 15 dias.
4 anos e 82 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 118 dias CORONEL - 23 anos e 288 dias na reserva .
10 667-256 764                          10 118-243 280                             10 385-250 624.
DIA DE SÃO VICENTE DE PAULO. Nasceu na FRANÇA, em 1581. Seus pais eram donos de um pequeno sítio. VICENTE era o responsável por cuidar do rebanho. Após ser ordenado sacerdote, aos 19 anos, foi feito prisioneiro e vendido como escravo. Foi o fundador da Congregação da Missão, juntamente com SANTA LUÍSA DE MARILLAC, das irmãs da Caridade, em 1626. Incentivou a idéia de uma expedição armada contra a INGLATERRA protestante que proibia, sob pena de morte, a atuação dos católicos em seu reino.  Morreu em 1660 e foi canonizado em 1737.

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:
"A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os Negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade."
E continuou:
"A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável; que as pessoas são tristes, se estou triste; que todos me querem, se eu as quero; que todos são ruins, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio; que há faces amargas, se eu sou amargo; que o mundo está feliz, se eu estou feliz; que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva; que as pessoas são gratas, se eu sou grato. A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim."

DIA DO CANTOR
DIA DO IDOSO
DIA DO TURISMO
DIA DO ENCANADOR
DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

COSME E DAMIÃO nasceram em data incerta, no século terceiro, de uma família nobre da ARÁBIA. Não recebiam pagamento pelos serviços médicos prestados. O objetivo dos irmãos era converter pagãos à fé cristã. Como se recusassem a renunciar aos princípios religiosos, foram decapitados em EGÉIA, no ano de 303, por ordem do governador LÍSIAS. Os restos mortais foram transportados para CIRA, na SÍRIA, e depositados em uma igreja. No BRASIL, a primeira igreja em honra aos santos foi construída em 1530, em IGARAÇU, em PERNAMBUCO. No candomblé, COSME e DAMIÃO são associados aos “ibejis”, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de acelerar qualquer pedido que fosse feito em troca de doces e guloseimas. Já a IGREJA CATÓLICA comemora o dia em 26 de setembro, com missas e orações. 

475 a. reconhecimento oficial da ORDEM DOS JESUÍTAS, em 27 de setembro de 1540.
314 a. nasce LUÍS XIII, da FRANÇA, em FONTAINEBLEAU, filho de HENRIQUE IV (que morreu assassinado em 1610) e MARIA DE MÉDICIS, que exerceu a regência durante a sua menoridade. Reinou em estreita cooperação com o famoso CARDEAL RICHELIEU e fez da FRANÇA, uma grande potência  européia. Nasceu em 27 de setembro de 1701.
190 a. da inauguração da primeira ferrovia pública, construída por GEORGE STEPHENSON, também criador da locomotiva a vapor. A inauguração foi em 27 de setembro de 1825 e ela ligava as cidades inglesas de STOCKTON e DARLINGTON.
127 a. falece MANOEL MARCONDES DE MOURA E COSTA. Nasceu em TAUBATÉ, em 1829. Falece em SÃO PAULO, no dia 27 de setembro de 1888. Advogado, jornalista e orador parlamentar. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, no ano de 1854 e Letras no Colégio D. PEDRO II, no RIO DE JANEIRO. Juiz municipal em BANANAL. Advogado em TAUBATÉ e PINDAMONHANGABA. Deputado Geral por SÃO PAULO, em 1860 Deputado Provincial em SÃO PAULO (1862/63). Vice-presidente da Província de SÃO PAULO, em 1878/82. Presidente interino da Província de SÃO PAULO, em 1882. Agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com a Comenda da ORDEM DA ROSA. 
122 a. nasce GUARACI SILVEIRA na FRANÇA, em 27 de setembro de 1893. Exerceu o pastoreado além de ter sido professor, jornalista e escritor. Licenciou-se como pregador metodista na Faculdade de Teologia de GRANBERY, em JUIZ DE FORA (MG). Foi eleito deputado estadual por duas vezes. Faleceu em SÃO PAULO no dia 5 de agosto de 1953.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 27 de setembro de 1898: os gatunos esta noite penetraram no prédio número 16-A da Rua JOÃO THEODORO, onde existe um salão de barbeiro, e roubaram seis máquinas de cortar cabelo, duas dúzias de navalhas e diversos objetos. Nota curiosa: defronte fica o quartel da polícia estadual. Que escanhoadela!
Por ordem do doutor COSTA CARVALHO, chefe de polícia, de hoje em diante o aterrado do GASÔMETRO será policiado por quatro praças da GUARDA CÍVICA, com o fim de se evitar agressões e assaltos, como ultimamente se tem dado ali.
A bem da humanidade pedimos ao doutor chefe de polícia que os acusados designados para comparecer diante do júri sejam ali levados pelo carro policial. É realmente barbaridade obrigar esses infelizes, culpados ou inocentes, atravessarem toda a cidade acompanhados de praças, expostos à curiosidade pública.
AURÉLIO DE FIGUEIREDO, o tão apreciado paisagista e fino intérprete de nossa natureza, acha-se em SÃO PAULO, aonde vem realizar uma exposição de vários trabalhos seus. Ao que consta, AURÉLIO DE FIGUEIREDO vem também fazer estudos para um quadro de assunto paulista.
Corre que a maçonaria vai representar ao Congresso, pedindo a aprovação do projeto sobre o divórcio. De várias lojas estaduais têm vindo representações nesse sentido.
O governo chileno convidou o senhor BARROS ARANA para seu representante junto á RAINHA VITÓRIA, na questão CHILE-ARGENTINA. O Senhor ARANA não aceitou.
109 a. nasce NATALÍCIO TENÓRIO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, (Palmeira dos Índios, 27 de setembro de 19065 de maio de 1987) foi um político brasileiro com base eleitoral no estado do Rio de Janeiro. Tenório possuía um estilo político agressivo, muitas vezes violento. Isso rendeu a ele uma aura de mito. Foi eleito deputado estadual e deputado federal do Rio de Janeiro, tendo quase vencido também para governador do estado. Sua vida inspirou o filme "O Homem da Capa Preta", filmado em 1986 por Sérgio Rezende e estreado por José Wilker no papel de Tenório Cavalcanti.

Origem e política

Nascido em Alagoas, mudou-se ainda criança para Duque de Caxias no fim dos anos vinte. Sua infância fora humilde, na maior parte passada no sertão nordestino. Na época de sua chegada no Rio, Duque de Caxias era apenas um gueto cruzado por ruas de terra batida. Habitado na maior parte por migrantes nordestinos, a região era desprovida de qualquer infra-estrutura ou saneamento básico, sendo apenas uma enorme favela horizontal de loteamentos pantanosos, infestados de mosquitos.

Seria naquele gueto, a Baixada Fluminense, que Cavalcanti garantiria seu poder político. Como deputado estadual, o homem da capa preta providenciou diversas melhorias para a população local, buscando também instalar os milhares de migrantes nordestinos que vinham para o Rio de Janeiro em busca de condições melhores de vida. Suas obras políticas renderam-lhe muitos aliados e eleitores pelas favelas de Caxias, apoio este que o levaria a ser eleito deputado federal.

O caso Imparato - "o deputado pistoleiro"

Pelos cabos eleitorais, Cavalcanti fora conhecido como "O Rei da Baixada"; pelos rivais, era tachado de "O Deputado Pistoleiro". Devido aos constantes riscos de morte, Tenório e sua família habitavam uma fortaleza na Baixada Fluminense. No entanto, jamais se recusava em caminhar pelas ruas do gueto, andando sempre armado e acompanhado de capangas.

As aspirações e os planos políticos de Cavalcanti chocavam-se violentamente com o das elites de Duque de Caxias. Isso lhe rendeu diversos desafetos, muitos dos quais culminaram em atentados à vida dele e à de seus familiares e aliados. Em casos como estes, Cavalcanti mandava matar quem o desafiasse. Um destes fora o delegado paulista Albino Imparato, convocado às pressas pela elite de Caxias para que freasse o populismo e a agressividade do homem da capa preta. Com a chegada de Albino, Cavalcanti e seus aliados foram perseguidos de forma implacável. Sua casa fora metralhada, seus familiares ameaçados e alguns de seus comparsas assassinados.

Em um encontro para tentar acalmar os ânimos, Tenório diz ao Delegado que quer a paz, e que o fato de estarem conversando,poderia ser o início dela. Mas faz um aviso:"Não atiro a primeira pedra, mas respondo se houver provocação, afinal, toda ação corresponde a uma reação igual e contrária". Questionado por Imparato se aquilo era uma ameaça, Tenório responde:" Não Delegado, é um príncípio da física".

Até que, no dia 28 de agosto de 1953, o delegado Imparato fora encontrado metralhado dentro de seu carro, no Centro da cidade. O crime despertou a atenção nacional. As investigações comprovaram a participação direta de Cavalcanti no crime. As duas residências do homem da capa preta – a fortaleza de Caxias e o apartamento de Copacabana – foram cercadas por policiais fortemente armados. Com a intervenção de alguns nomes políticos de peso da época, o cerco fora desfeito. Intervieram Nereu Ramos, presidente da Câmara, Osvaldo Aranha, ex-ministro da Fazenda, e Afonso Arinos, então deputado e futuro senador, que foram a Caxias especialmente para defender o aliado.

A título de curiosidade, Tenório andava sempre ao lado de sua "Lurdinha", uma submetralhadora MP- 40 de fabricação alemã, similar àquelas utilizadas por soldados nazistas durante a segunda guerra mundial. Esta arma foi um presente do general Gois Monteiro.

Crepúsculo e morte

Tenório Cavalcanti candidatou-se para o cargo de governador da Guanabara em 1960 pelo PST, mas perdeu as eleições para Carlos Lacerda. Candidatou-se a governador do Estado do Rio de Janeiro em 1962, perdendo para Badger da Silveira. Estes fatos, somado às pressões cada vez mais fortes das elites de Caxias, solaparam o poder de Cavalcanti, que lentamente cairia no esquecimento. Antes disso, protagonizaria um dos episódios mais tensos da história política brasileira.

Na ocasião, Cavalcanti, ainda no mandato de deputado federal, discursava na Câmara dos Deputados. No discurso, acusava o então presidente do Banco do Brasil, Clemente Mariani, de desvio de verbas. Antônio Carlos Magalhães, então deputado e baiano como Mariani, defendera o conterrâneo respondendo que "vossa excelência pode dizer isso e mais coisas, mas na verdade o que vossa excelência é mesmo, é um protetor do jogo e do lenocínio, porque é um ladrão."

Enfurecido, Tenório Cavalcanti sacou de seu revolver e o apontou para Magalhães, berrando "vai morrer agora mesmo!". Todos correram, deixando o plenário vazio. Mas, Antônio Carlos Magalhães permaneceu parado, com o microfone na mão, e teria gritado "Atira seu filho da puta!". Tenório guardou suas armas, que foram apreendidas posteriormente e seus direitos políticos cassados pelo governo militar em 1964, com a interveniência direta de ACM. Tenório jamais recuperaria seu poder, tendo morrido de pneumonia aos 82 anos, em 5 de maio de 1987.

Filme - "O Homem da Capa Preta"

A vida de Tenório Cavalcanti rendeu um filme chamado "O Homem da Capa Preta", clássico do cinema brasileiro da década de 80. Dirigido em 1986 por Sérgio Rezende, o filme vencera os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Música, Melhor Ator (José Wilker) e Melhor Atriz (Marieta Severo) no Festival de Gramado de 1986.

Os críticos condenaram a visão romântica apresentada pelo cineasta. Rezende argumentara da seguinte forma: “O que me fascinava na vida do Tenório Cavalcanti era a sua característica de aventureiro (talvez até porque eu seja uma pessoa tímida). Esses personagens que fizeram coisas que eu jamais seria capaz de fazer me geram uma tremenda admiração ou uma inveja, talvez. Tenório Cavalcanti, por exemplo, é um cara poderoso, que sai de Alagoas menino, pobre, miserável e chega ao Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e, em vinte anos, transforma-se em um homem muito poderoso que consegue mover uma parte do mundo. E, como cineasta, eu estou procurando as coisas que dêem um grande filme”.

Tenório: direitos políticos cassados

Enfraquecido pela derrota nas eleições para Lacerda, e cada vez mais pressionado pela elite da Baixada, Tenório Cavalcanti aos poucos foi perdendo poder. Antes de sair de cena, protagonizou um dos episódios mais dantescos da história da política brasileira. Na ocasião, o então deputado federal fazia um discurso na Câmara em que acusava o presidente do Banco do Brasil, Clemente Mariani, de desvio de verbas. Baiano como Mariani, o então deputado Antônio Carlos Magalhães interveio em defesa de seu conterrâneo. "Vossa excelência pode dizer isso e mais coisas, mas na verdade o que vossa excelência é mesmo, é um protetor do jogo e do lenocínio, porque é um ladrão." Tenório Cavalcanti, então, sacou o seu revólver e berrou: "Vai morrer agora mesmo!". Todos os membros da Câmara Federal correram para tentar impedir o assassinato. Segurando o microfone, ACM não se deu por vencido e gritou: "Atira, seu filho da puta!".ACM no momento teve uma incontinência urinária e Tenório ao ver a poça no chão, resolveu não atirar.

O deputado Tenório Cavalcanti teve suas armas apreendidas e seus direitos políticos cassados pelo governo militar em 1964. Fontes do movimento estudantil garantem que o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), José Serra, chegou a se esconder em sua fortaleza na primeira noite do golpe. Tenório nunca mais voltou a se destacar no cenário político nacional. O homem da capa preta morreu de pneumonia, aos 82 anos, em 5 de maio de 1987.

107 a. Do FORD T. Foi o primeiro carro flex, produzido em série e que deu origem à indústria automobilística americana. Embora as comemorações do centenário estejam ocorrendo há vários meses, em 2008, a data oficial de início de produção é 27 de setembro de 1908. A primeira unidade foi vendida nos ESTADOS UNIDOS em 1º de outubro daquele ano. No BRASIL, onde era chamado de “FORD BIGODE”, há em 2008 pelo menos 600 unidades do modelo em mãos de colecionadores, calculava o presidente do CLUBE DO FORDINHO, MATEUS POLIZEL. O modelo T foi montado no País entre 1919 e 1926 com peças que vinham dos EUA. No primeiro ano, foram montadas 1.447 unidades, no segundo, mais de 4 mil e, no terceiro, 9,9 mil. Dai em diante não há mais dados separados sobre o modelo nem a FORDE DO BRASIL sabe informar o número total de unidades produzidas nos sete anos em que a FORD T esteve em linha no País. Inicialmente, os veículos eram montados na Rua FLORÊNCIO DE ABREU, no centro da cidade de SÃO PAULO. Em 1921, foi inaugurada uma fábrica no bairro do BOM RETIRO, a primeira linha de montagem brasileira.

105 a. falece JORGE CHÁVEZ, aviador peruano, o primeiro que sobrevoou os ALPES de avião, em 27 de setembro de 1910.

105 a. jornais de 27 de setembro de 1910 publicam que o “FINANCIAL TIMES” ocupa-se, em longo editorial do desenvolvimento industrial do BRASIL, dizendo que os mercados brasileiros são uma prova da eficácia das tarifas protecionistas e de animação às indústrias.

104 a. (SÃO PAULO) O prefeito solicitou providências no sentido de ser permitido o estacionamento dos bondes que servem depois do espetáculo do TEATRO MUNICIPAL, à Rua CONSELHEIRO CRISPINIANO, via pública essa, atualmente tomada por outros veículos. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 27 de setembro de 1911).

  98 a. falece EDGAR DEGAS, pintor francês, em 27 de setembro de 1917.

  87 a. Nasce o “locutor da torcida brasileira” FIORI GIGLIOTI no dia 27 de setembro de 1928. Perdeu o pai quando tinha doze anos e foi trabalhar para ajudar a mãe, como engraxate. Aos 14 anos, conseguiu um emprego na redação do jornal CORREIO DE LINS. Em 1944 começou a escrever na página esportiva. Depois fazia a página social também. Foi o primeiro jornal diário de BAURU e ARAÇATUBA. Passou a apresentar o programa “A MARCHA DO ESPORTE”, na Rádio Clube de LINS. No dia 26 de maio de 1947 narrou o seu primeiro jogo, uma vitória do LINENSE sobre o SÃO PAULO, de ARAÇATUBA, por 1 a 0. A repercussão foi maravilhosa e foi assim que surgiu o bordão “abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, torcida brasileira”. Outros bordões vieram: “o tempo passa”, “é fogo, é gol”, “balão subindo, balão descendo”, “agüeeenta coração”, “crepúsculo de jogo”. Veio trabalhar em SÃO PAULO em 1952, depois de ter prestado serviço na rádio Cultura de ARAÇATUBA e voltado para LINS. No dia 19 de janeiro de 1952 narrou um jogo-treino da Seleção Paulista na VILA BELMIRO. O primeiro jogo transmitido em SÃO PAULO foi no dia 19 de julho –CORINTHIANS E PONTE PRETA. Em 1952, levou o “QUANDO FALA O CORAÇÃO”, para a Rádio BANDEIRANTES. Nesse ano, entrou na equipe de esportes. No ano seguinte, 1953, foi enviado ao PERU para cobrir o sul-americano.   Fez oito das dez copas do mundo pela BANDEIRANTES. Ficou 38 anos na rádio BANDEIRANTES, 32 deles como locutor titular. Conheceu 400 municípios de SÃO PAULO, além de ter estado no PARANÁ, MINAS GERAIS, SANTA CATARINA, GOIÁS e no exterior. Recebeu 165 títulos de cidadania e ainda tem vários outros prometidos. Ficou na BANDEIRANTES até dezembro de 1995. Em 1996, transferiu-se para a RÁDIO RECORD, de onde saiu para a RÁDIO CAPITAL, último prefixo que ocupou. Na madrugada do dia 8 de junho de 2006, FIORI GIGLIOTI viu “as cortinas se fecharem e terminar o espetáculo” de sua vida maravilhosa. FIORI ficou internado no Hospital ALVORADA, em MOEMA, para se submeter a uma pequena cirurgia de intestino, atingido em decorrência de um câncer de próstata. A operação causou complicações, e FIORI teve falência múltipla de órgãos. Foi enterrado no Cemitério do MORUMBI em 8 de junho de 2006. 
  83 a. reúnem-se no “CAMPINAS HOTEL”, convocados pelo CORONEL HERCULANO DE CARVALHO, Comandante Geral da FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, os seguintes oficiais: CORONÉIS EDUARDO LEJEUNE e ALEXANDRE GAMA; TENENTES-CORONÉIS ALEXANDRINO GAIA, FRANCISCO JÚLIO CÉSAR ALFIERI, PATRÍCIO BAPTISTA DA LUZ, LUÍZ DE FARIA E SOUZA, VIRGÍLIO RIBEIRO DOS SANTOS, ROMÃO GOMES e MÁRIO RANGEL e MAJOR JOSÉ DA SILVA.
O CORONEL HERCULANO DE CARVALHO E SILVA, fazendo uso da palavra, apresentou o TENENTE-CORONEL ALEXANDRINO GAIA, distinto e valoroso oficial do Exército Brasileiro, comandante de um dos setores do VALE DO PARAÍBA, para expor a situação militar daquela frente e a sua projeção sobre os demais setores da luta. O referido oficial demonstrou a evidência que vários fatores de ordem moral e material tornavam insustentável a manutenção das posições e a continuação da guerra no VALE DO PARAÍBA, sendo inevitável o recuo progressivo dos elementos que ali combatem desde o início das hostilidades. Assim pensaram todos os oficiais que com ele cooperam, do Exército e da Força Pública, unânimes em reconhecer o sacrifício a que seriam expostos os habitantes das cidades e vilas sujeitas aos horrores da luta. A continuação da resistência corresponderia à destruição completa da próspera e rica região ocupada pelas tropas. A única solução que via para esse complexo problema era a proposta de um armistício para a cessação imediata da luta.
E, no momento, dada ainda a situação da relativa consistência dos nossos elementos, poderíamos negociar um acordo em que ficassem ressalvados dois pontos importantíssimos para o bom nome e prestígio dos que se achavam à testa do movimento: a dignidade militar e a garantia dos interesses múltiplos de ordem militar-política e econômica do Estado e da Nação. O CORONEL HERCULANO passou a ler, a seguir, as cartas de apoio para essa iniciativa que acabava de receber dos seguintes comandantes de tropas da Força Pública, que operavam naquela região: TENENTES-CORONÉIS OCTAVIANO GONÇALVES DA SILVA, THEOPHILO RAMOS E ANTÔNIO INOJOSA, e MAJOR BENEDICTO FERREIRA DE SOUZA. Assim inteirados da exata situação daquele setor, fizeram uso da palavra diversos comandantes, acordando, todos, sem uma única exceção, que o que se passava no VALE DO PARAÍBA não era um fenômeno local e sim geral, pois, nos demais setores a contingência era a mesma, resolvendo que diante da impossibilidade da vitória pelas armas, era um dever de patriotismo cessar imediatamente a luta para evitar novos e pesados sacrifícios ao Estado e ao país, deliberando:
1º - ficava o CORONEL HERCULANO DE CARVALHO E SILVA, apoiado pelas forças do Exército e da Força Pública, indicado para entrar em um entendimento imediato com as autoridades militares e civis, estaduais e federais, para suspensão da luta;
2º - no caso de encontrar resistência por parte de qualquer desses elementos, ficava igualmente autorizado a agir como supremo representante das forças em armas, concertando com o adversário o acordo almejado;
3º - que fossem cientificados dessa deliberação os camaradas do setor Sul;
4º - que as providências necessárias para o início das negociações tivessem execução imediata. Para constar, foi lavrada a presente ata, que depois de lida e achada conforme, vai por todos assinada, ficando o original em poder do CORONEL HERCULANO DE CARVALHO E SILVA, e uma cópia, devidamente autenticada, no arquivo do Comando do Destacamento.
A ATA foi datilografada pelo MAJOR JOSÉ DA SILVA, servindo de escrivão. 
  80 a. nasce MAURÍCIO DE SOUZA em 27 de setembro de 1935. Em mais de quatro décadas, os personagens que nasceram de suas mãos fizeram a cabeça de milhões de leitores mirins por meio de gibis, tiras de jornal, desenhos animados e campanhas publicitárias. Figuras como CASCÃO, CHICO BENTO, ASTRONAUTA, HORÁCIO, BIDU e CEBOLINHA estão presentes em 2,5 milhões de gibis mensais, emprestam seus rostos a mais de cem empresas, são reconhecidos por crianças na ITÁLIA, INDONÉSIA e CORÉIA. A última cartada é o filme “CINE GIBI 2” nas locadoras a partir de outubro de 2005. No final de 3005, a turma do PELEZINHO estará de volta. E pensar que MAURÍCIO quase desistiu de tudo quando bateu na redação de um jornal em meados da década de 1950 com um punhado de desenhos embaixo do braço. Na ocasião, o diretor de arte da publicação orientou MAURÍCIO a deixar o negócio de lado. Ainda jovem e bastante chateado, ele se preparava para deixar a redação quando foi abordado por um repórter mais experiente, que queria saber por que MAURÍCIO estava tão cabisbaixo. “Contei a história quase chorando e mostrei meus desenhos”, conta “Aí ele me disse que era mais fácil eu entrar como repórter e ganhar a confiança das pessoas até poder mostrar meus trabalhos. Ele me deu o mapa da mina e facilitou as coisas”. Foi assim que MAURÍCIO iniciou a carreira na área policial, cobrindo crimes passionais e de honra, numa época em que chegava até a dormir na redação para investigar um caso ou outro. Somente em 1959 ele conseguiu publicar sua primeira tira no jornal, com o cachorrinho BIDU. Daí em diante, trocou a máquina de escrever por uma prancheta. 
  77 a. do lançamento do navio QUEEN ELIZABETH, no porto britânico de LIVERPOOL, no dia 27 de setembro de 1938. Foi o maior navio de passageiros de todos os tempos. Com 83 mil toneladas, era capaz de transportar 2.285 passageiros. Durante a segunda Grande Guerra foi de grande ajuda para os aliados, ajudando a despistar os nazistas no trajeto pelo ATLÂNTICO. O famoso transatlântico de luxo prestou serviço até 1968.
  76 a. VARSÓVIA, sitiada e bombardeada, rende-se às tropas alemãs, que fazem 160 mil prisioneiros, em 27 de setembro de 1939.
  75 a. da assinatura do PACTO TRIPARTITE, que formava o EIXO, pela ALEMANHA, ITÁLIA e JAPÃO, em 27 de setembro de 1940. Com o acordo, os países firmam sua aliança na SEGUNDA GRANDE GUERRA. Crianças alemãs se refugiam dos bombardeios.
  74 a. da proclamação oficial da SÍRIA, em 27 de setembro de 1941.
  71 a. na II GUERRA MUNDIAL, tropas soviéticas e iugoslavas invadem a ALBÂNIA em 27 de setembro de 1944.    
  63 a. falece FRANCISCO ALVES. Francisco de Morais Alves (Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1898Pindamonhangaba, 27 de setembro de 1952) foi um dos mais populares cantores do Brasil. Começou sua carreira em 1918 e seu primeiro sucesso foi a marcha carnavalesca O Pé de Anjo, do compositor Sinhô. Devido a sua voz firme e potente, era conhecido como o 'Rei da Voz. Compôs com Orestes Barbosa algumas obras-primas da canção brasileira: "Meu Companheiro", A Mulher que Ficou na Taça", "Dona da Minha Vontade", "Por Teu Amor". Morreu carbonizado por ocasião de uma colisão entre seu automóvel e um caminhão, que imprudentemente entrou na contramão, na Via Dutra, em Pindamonhangaba, na divisa com Taubaté, estado de São Paulo, quando voltava ao Rio de Janeiro. Francisco Alves já foi retratado como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Cyl Farney no filme "Chico Viola Não Morreu" (1955), Mário Gomes no filme "Tabu" (1982) , Jandir Ferrari no filme "Nelson Gonçalves" (2001)e Fernando Eiras na minisserie "Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor." (2010). Principais sucessos: A Lapa, Benedito Lacerda e Herivelto Martins (1949); A voz do violão, Francisco Alves e Horácio Campos (1928); Aquarela do Brasil, Ary Barroso (1939); Brasil, Aldo Cabral e Benedito Lacerda (1939) - duo com Dalva de Oliveira; Boa noite, amor, Francisco Mattoso e José Maria de Abreu (1936); Cadeira vazia, Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues (1949); Caminhemos, Herivelto Martins (1947); Canção da criança, Francisco Alves e René Bittencourt (1952); Canção do expedicionário, Guilherme de Almeida e Spartaco Rossi (1944); Canta, Brasil, Alcyr Pires Vermelho e David Nasser (1941); Cinco letras que choram (Adeus), Silvino Neto (1947); Com pandeiro ou sem pandeiro (Eu brinco), Claudionor Cruz e Pedro Caetano (1944); Confete, David Nasser e J. Júnior (1952); Dá nela!, Ary Barroso (1930); É Sim senhor, de Eduardo Souto; Seu Doutor, de Eduardo Souto; Seu julinho vem, de Freire Júnior; É Sopa, é sopa, de Eduardo Souto; Hino a João Pessoa, de Eduardo Souto e O. Santiago; Esses moços (Pobres moços), Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues (1948); Eu sonhei que tu estavas tão linda, Francisco Mattoso e Lamartine Babo (1941); Falta um zero no meu ordenado, Ary Barroso e Lamartine Babo (1948); Feitio de oração, Noel Rosa e Vadico (1933); Fita amarela, Noel Rosa (1933) - duo com Mário Reis; Fracasso, Mário Lago (1946); Isaura, Herivelto Martins e Roberto Roberti (1945); Grau dez, Ary Barroso e Lamartine Babo (1935) - duo com Lamartine Babo; Malandrinha, Freire Júnior (1928); Marina, Dorival Caymmi (1947); Minha terra, Valdemar Henrique (1946); Nervos de aço, Lupicínio Rodrigues (1947); Perfídia (Perfidia), Alberto Dominguez, versão de Lamartine Babo (1941); Pula a fogueira, Getúlio Marinho e João Bastos Filho (1936); Que rei sou eu?, Herivelto Martins e Valdemar Resurreição (1945); Quem há de dizer, Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues (1948); Retrato do velho, Haroldo Lobo e Marino Pinto (1951); Sandália de prata, Alcyr Pires Vermelho e Pedro Caetano (1942); Se você jurar, Francisco Alves, Ismael Silva e Nilton Bastos (1931) - duo com Mário Reis; Serra da Boa Esperança, Lamartine Babo (1937) e (1952); Valsa da despedida (Auld lang syne), Robert Burns, versão de Alberto Ribeiro e João de Barro (1941) - duo com Dalva de Oliveira.
  62 a. da TV RECORD. No dia 27 de setembro de 1953, às 20 horas, a RECORD entra no ar e mostra sua festa de inauguração. A TV TUPI já funcionava. Em 1955, transmite pela primeira vez no BRASIL uma partida de futebol ao vivo: SANTOS x PALMEIRAS, na VILA BELMIRO. Em 1959, a emissora já tinha os programas que seriam campeões de audiência na década seguinte: ASTROS DO DISCO, GINKANA KIBON e CIRCO DO ARRELIA. Em 1960 entra no ar a era do videoteipe. Produções até essa data eram ao vivo e poucas foram registradas em filme. Em 1965 estréias: “O FINO DA BOSSA” (JAIR RODRIGUES e ELIS REGINA) “BOSSAUDADE” (ELIZETH CARDOSO e CIRO MONTEIRO) e “JOVEM GUARDA”  (ROBERTO CARLOS) – o futuro REI estourava com a música “CALHAMBEQUE”. Em 1966 inicia sua tradição nos “FESTIVAIS DE MPB”. Também foi o ano de dois incêndios nas instalações da sede do aeroporto (queimando 300 fitas, entre elas tudo que havia de tapes nos arquivos – da família KENNEDY, artistas internacionais, Olimpíadas, crises políticas brasileiras, cobertura da guerra do VIETNÃ e jogos da seleção. Isso sem contar com centenas de fitas virgens, que fez a emissora retroceder alguns anos e ter que depender, por uns tempos, de programas ao vivo) e recontrata HEBE CAMARGO, que reinou absoluta nas noites de domingo, durante três anos. Os “SHOW DO DIA 7” lançava nomes como CAETANO VELOSO, CHICO BUARQUE, NARA LEÃO, GAL COSTA, EDU LOBO, ZIMBO TRIO. No mesmo ano estréia “O PEQUENO MUNDO DE RONNIE VON”. Em 1967, “FAMÍLIA TRAPO”, com JÔ SOARES, RONALD GOLIAS, RENATA FRONZI, OTELO ZELONI, CIDINHA CAMPOS, SÔNIA RIBEIRO e RICARDO CORTE REAL. Em 1969, mais três incêndios: em janeiro, no edifício GRANDE AVENIDA; em março, no TEATRO RECORD; e em julho, no PARAMOUNT. Em 1973, SÍLVIO SANTOS estréia na RECORD como animador e chega ao fim da década como sócio da emissora com 50% das ações. Em 1982, o radialista FAUSTO SILVA e os humoristas TATÁ e ESCOVA deixam a GAZETA e levam o “PERDIDOS NA NOITE”, programa de auditório, para a RECORD. Em 1989 a família MACHADO DE CARVALHO e SÍLVIO SANTOS vendem a RECORD para os empresários ODENIR LAPROVITA VIEIRA e EDIR MACEDO BEZERRA (é a “virada” evangélica). Em 1992, sexto incêndio destrói um estúdio e parte do teatro, recém-construído, onde eram gravados cinco programas de auditório, na avenida MIRUNA (AEROPORTO). Em 1995, chute de bispo da UNIVERSAL em imagem de NOSSA SENHORA faz canal iniciar política para livrar-se do conceito de TV religiosa. Em 1996, mudança de sede, do Aeroporto para a BARRA FUNDA. A emissora começa a investir em tecnologia e na expansão da rede. Em 2001, ao ressuscitar o “SHOW DE CALOUROS”, RAUL GIL passa a bater a GLOBO em audiência, nas tardes de sábado; nesse ano a RECORD volta a investir em esportes, comprando os direitos da exibição da FÓRMULA UM. Em 2002 a RECORD começa a exibir alguns jogos do CAMPEONATO BRASILEIRO das séries A e B e também a COPA SUL-AMERICANA. Em 2003 a emissora é criticada ao exibir, ao vivo, no “CIDADE ALERTA”, o suicídio de um PM – o jornalismo é o carro-chefe do canal. Grande parte do arquivo da emissora foi destruído em seis incêndios – as produções de 1953 a 1960, quando não existia o videoteipe, não eram registradas. Mesmo após os incêndios, a RECORD não saiu do ar. Foi cortada em outras ocasiões. Uma delas, em 1972, por motivo curioso: uma entrevista com uma “hippie” presa pela polícia. Segundo o então ministro das Comunicações ALFREDO BUZAID, estava sob efeito de LSD e ofendeu os princípios morais do povo. Em junho de 2000, quando um ônibus da linha 174 (CENTRAL-GÁVEA), no JARDIM BOTÂNICO, no RIO, foi seqüestrado, a emissora teve dificuldade para encontrar as imagens e vendê-las. Não há registro, por exemplo, da primeira trama, baseada em radionovela de AMARAL GURGEL, BANZO (1964), de WÁLTER NEGRÃO e ROBERTO FREIRE e direção de SILNEY SIQUEIRA e NILTON TRAVESSO. Nem de ÉRAMOS SEIS, de 1958, com GESSY FONSECA e GILBERTO CHAGAS, exibida apenas duas vezes por semana. Grandes nomes como FERNANDA MONTENEGRO, FRANCISCO CUOCO, ARACY BALABANIAN, EVA WILMA, SUZANA VIEIRA, DINA SFAT, BETTY FARIA, FÚLVIO STEFANINI e outros viveram momentos gloriosos em novelas da casa – a pioneira do gênero foi a TUPI. Da FAMÍLIA TRAPO, humorístico criado em 1967 pela Equipe A (NILTON TRAVESSO, MANOEL CARLOS e RAUL DUARTE) e escrito por CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA e JÔ SOARES – que também fazia um dos papéis – sobraram cinco ou seis episódios. O programa liderou a audiência por três anos. O episódio MOULIN ROUGE, que misturou SHOW DO DIA 7 com FAMÍLIA TRAPO, é uma das raridades preservadas.      
  56 a. um tufão atingiu a ilha japonesa de HONSHU, provocando, em 27 de setembro de 1959, a morte de cinco mil pessoas.
  52 a. das anotações feitas em 27 de setembro de 1963 (sexta-feira). ANO 64º - MÊS 3º - DIA 80º - 21º DIA COMO ASPIRANTE A OFICIAL – 5 ANOS E 115 DIAS NA FORÇA PÚBLICA – 8º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Não levanto cedo como em outras manhãs. Entraria de serviço no BATALHÃO DE GUARDAS como Comandante da Prontidão e, sendo assim, somente chegaria no quartel no momento de assumir o serviço. Almoço muito cedo, antes das 11 horas, e vou para o BG. Ali me encontro com o ASPIRANTE NILSON GIRALDI, a quem vou render e com o 2º TENENTE SOPHIA, que já havia assumido o posto de oficial de dia. Às 12:30 horas rendo a Parada. Entram de Prontidão: dois sargentos, 1 cabo e 20 soldados da 2ª Companhia. Logo mais o comandante manda escalar um pelotão de 40 homens da 1ª Companhia.
No início tudo permanece normal e até vou ajudar o TENENTE ROCCO a corrigir provas de Socorros de Urgência que os recrutas tinham realizado para passagem a pronto. Foi aí que às 16 horas assumi o posto de Oficial de Dia e o TENENTE SOPHIA com 40 recrutas embarca em direção ao 1º BP, tendo em vista que a tropa iria render uma do CPA na zona leste. No entanto, quando eram 18:30 horas volta o TENENTE SOPHIA porque não havia mais necessidade de rendição.
Vou jantar na Subsistência. Passo pelo Regimento de Cavalaria “9 de Julho” e ali vou conversar com o 2º TENENTE NIOMAR CYRNE BEZERRA e com o ASPIRANTE ROCHA, oficial de dia e auxiliar, respectivamente, daquela Unidade. Na Subsistência encontramos com os ASPIRANTES PINHO, LUÍS ANTÔNIO, ALUÍZIO do 1º BP.
Quando retorno ao BG, encontro-me com o ASPIRANTE DALMIRO GOMES, que fora me visitar. Estivemos batendo um papo sobre nossos serviços e fomos até o D.A.S.I., onde ficamos assistindo um treino de voleibol entre algumas moças do comércio.
Retorno ao BG quase às 21 horas. Converso com alguns elementos da Guarda e da Prontidão, como os SARGENTOS GALINDO, ARISTIDES, SCHINAQUE, LOPES e outros.
Estive conversando com o TENENTE SOPHIA até mais de meia noite, bem como com o doutor CAVALCANTE, que ainda continua preso no BG. Ele conta-nos as suas desditas. Vou deitar muito tarde, já passando da meia noite.    
  51 a. das anotações registradas em 27 de setembro de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 80º - 6 anos e 115 dias na FORÇA PÚBLICA - 127 dias como 2º TENENTE - 2 anos e 7 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesta manhã vou até à feira para comprar alguma coisa para o almoço. O resto do tempo é dedicado para os meus filhos, uma vez que durante a semana não tenho ocasião para isso.
Almoçamos e resolvemos visitar TIA IRENE e TIO EDUARDO. Desta feita levamos todas as crianças para o passeio. O domingo está muito agradável e vamos para a FAZENDINHA através do terreno pertencente ao Presídio Militar "ROMÃO GOMES".
Passamos o resto da tarde na casa de meus tios, sendo que as crianças se divertem juntamente com RITA REGINA, filha deles. Retornamos ao nosso lar depois das 20 horas.
Ouço programas de rádio e assisto na televisão: ISTÓE É ESPETÁCULO - AVENTURAS NO PARAÍSO.
Hoje à tarde jogaram no PACAEMBU: PORTUQUESA DE DESPOSTOS 4 x SANTOS 3. Com essa vitória da equipe lusa, o SANTOS passa a ter um companheiro na ponta da tabela: CORINTHIANS, que ontem venceu a FERROVIÁRIA por 1 a 0. Na próxima quarta-feira, dia 30, jogarão justamente CORINTHIANS e SANTOS. 
  51 a. em que a Comissão WARREN torna público, em 27 de setembro de 1964, o informe sobre o assassinato de JOHN F. KENNEDY, no qual LEE HARVEY OSWALD é o único responsável do atentado ocorrido em DALLAS.
  50 a. do registro dos fatos acontecidos em 27 de setembro de 1965 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 3º - DIA 80º - 7 anos e 115 dias na FORÇA PÚBLICA - 492 dias como 2º TENENTE - 739 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Chove muito nesta manhã. É através da chuva que embarco no ônibus VILA AURORA, às 6 horas. O começo da semana é tristonho. No quartel a revista matinal é feita nas sacadas.
Na tesouraria o serviço não é muito. Meus auxiliares haviam encerrado o movimento de caixa de 21 do corrente. O relator do Conselho de Administração, CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, assina-o e o mesmo vai parar nas mãos do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, Comandante Interino e Presidente do CA. Não temos nenhum caso no maior movimento de caixa já feito na FIF (com cerca de cento e vinte documentos).
O 2º TENENTE JOSÉ ROMEU, do Corpo Musical, vem receber 97.900 cruzeiros, canalizado pelo Serviço de Fundos ao BG, indevidamente. Temos algumas guias de recolhe que o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA assina e assim transcorre este expediente.
À tarde, tendo em vista que meus alunos fizeram exames de admissão à Escola de Cabos na manhã de ontem, as aulas foram suspensas. Não as dou portanto, sendo que talvez as continue na semana que vem. Descanso em meu alojamento na FIF, aproveitando a tarde chuvosa.
Janto com o Oficial de Dia, 2º TENENTE ANTÔNIO PIRES DE BARROS. Esse colega está classificado no SERVIÇO DE TRANSPORTES E MANUTENÇÃO, mas por enquanto não recebeu Ordem de Apresentação. Será esse seu último serviço no BATALHÃO DE GUARDAS?
Dou aula para os cabos, mas, às 20:30 horas falta energia elétrica no quartel e sou obrigado a interromper a aula.
Tomo o ônibus MANDAQUI às 21:20 horas. Chego antes das 22 horas em casa. Assisto alguns programas de televisão e deito mais ou menos cedo.
  49 a. falece GUMERCINDO CAMARGO, ex-combatente do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Pertenceu à SEGUNDA COMPANHIA do BATALHÃO DE VOLUNTÁRIOS “23 DE MAIO” – DESTACAMENTO JOÃO DIAS. Nasceu em 5 de janeiro de 1894. Faleceu em 27 de setembro de 1966.
  48 a. ARGENTINA reclama na ONU a devolução das ILHAS MALVINAS, em 27 de setembro de 1967.
  47 a. nasce CARLOS ALBERTO CIOCLER – CACO CIOCLER – em SÃO PAULO no dia 27 de setembro de 1968. A primeira novela de CIOCLER foi “O REI DO GADO” (1996). Ele viveu JEREMIAS BERDINAZZI e atuou apenas na primeira fase. Antes de viver o ED de “AMÉRICA”, CACO interpretou MARTIM em “CHOCOLATE COM PIMENTA” (2003). Trabalhou no filme “O CAMINHO DOS SONHOS”, de 1999, e o mais recente, “QUANTO VALE ou É POR QUILO?”
  45 a. o rei HUSSEIN e YASSER ARAFAT firmam acordo, no CAIRO, que põe fim aos enfrentamentos entre jordanianos e palestinos, na JORDÂNIA, em 27 de setembro de 1970.
  42 a. falece a atriz italiana ANNA MAGNANI, em 27 de setembro de 1973.
  36 a. das anotações do dia 27 de setembro de 1979: na reunião dos oficiais do CPChq lembramos os 27 anos da morte trágica de FRANCISCO ALVES. Acontecem os jogos de volibol no Ginásio DELPHIN BALANCIER. Greve dos transportadores de veículos (cegonheiros). O oficial P2 (reservado) TENENTE PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES vai até SÃO BERNARDO para verificar a extensão da greve. O Diário Oficial de ontem publicou a Mensagem do TJM criando duas vagas de JUIZ MILITAR. Nosso comandante, CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, vai até POÁ, onde está sendo estudada modificação do “BARNEY”. Às 14:30 horas vamos ter uma reunião de oficiais operacionais (P3) dos CPA/M-1 (MAJOR PM LUIZ GALPERN). CPA/M-2 (CAPITÃO PM JESUS), CPA/M-3 (CAPITÃO PM LUIZ), CPA/M-4 (CAPITÃO PM TOGNETTI), CPA/M-5 (MAJOR PM UBIRAJARA) e CPTran (CAPITÃO PM TOMA). Estudamos a visita do Presidente FIGUEIREDO a SÃO PAULO, amanhã, por volta das 19 horas. Apresenta-se o CAPITÃO PM ZIMMERMAN, destinado ao 3º BPChq. Os estudos sobre sub-setores estão suspensos face publicação em Diário Oficial das novas divisas dos Distritos Policiais. No término do expediente levo o TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS até sua residência. Em casa, depois da janta, vamos sair numa noite de muito calor. Abastecemos o carro. Visitamos a casa da Avenida QUATRO BARRAS. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e sua esposa GISLEIDE não se encontram.    
  33 a. falece CANTÍDIO SAMPAIO, no dia 27 de setembro de 1982.
  32 a. falece o General PORFHYRIO DA PAZ. Nasceu em ARAXÁ, a 24 de janeiro de 1903. Morre em São Paulo em 27 de Setembro de 1983. Militar do Exército. Formado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP, na turma de 1926. Professor no Liceu Salesiano CORAÇÃO DE JESUS (1919/27). Farmacêutico do Corpo de Saúde do Exército, em 1927. Foi Revolucionário em 1932. Fundador e diretor do São Paulo Futebol Clube. Autor do hino do clube. Serviu durante a Segunda Guerra Mundial na Base Aérea de NATAL – RN, em 1942/45. Participou da Constituinte em 1947. Deputado Estadual nos períodos de 1947/51 e 1 951-53. Vice–Prefeito de São Paulo e prefeito interino (1953/54). Vice–Governador do Estado, (1955/59 e 1959/63). Governador interino do Estado (1955, 1956, 1957 e 1962). Candidato a Deputado Estadual em 1962.    
  31 a. falece o toureiro PAQUIRRI, em 27 de setembro de 1984.
  29 a. do encontro dos ASPIRANTES A OFICIAL de 1963, turma JOSÉ BONIFÁCIO, em SERRA NEGRA, no dia 27 de setembro de 1986.
  28 a. das anotações de 27 de setembro de 1987: neste domingo DOM LUCAS MOREIRA NEVES assume a arquidiocese de SALVADOR (BAHIA) e o cargo de arcebispo Primaz do BRASIL. 
Assisto o GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA, transmitido pela GLOBO, diretamente de JEREZ, circuito de JARAMA. NIGEL MANSELL tem excepcional desempenho e vence a corrida. ALAIN PROST chega em segundo; STEFAN JOHANSON em 3º; NELSON PIQUET em 4º; AYRTON SENNA em 5º e PHILIPPE ALLIOTT em 6º. Apesar disso NELSON PIQUET soma 70 pontos no Mundial de Pilotos; NIGEL MANSELL 52; AYRTON SENNA 51 e ALAIN PROST 46. PIQUET poderá conquistar o tri-campeonato no MÉXICO, dia 18 de outubro.
Relembro a viagem que fiz a SERRA NEGRA em 1986 para a reunião da turma de Aspirantes a Oficial de setembro de 1963. Em 7 de setembro completamos aniversário como oficiais. Neste ano, 1987, se houvesse reunião da turma, estaríamos comemorando 24 anos do recebimento da Espada. Descanso bem neste domingo. A semana que passou exigiu um bom esforço dos oficiais alunos do CSP 87, terminando com a abertura do Seminário no TRT. Assisto BOTAFOGO x CRUZEIRO, pela COPA UNIÃO, partida sorteada para ser transmitida pela GLOBO. O primeiro tempo termina com o placar branco. No segundo tempo RÓBSON coloca o CRUZEIRO em vantagem no marcador. Aos 36 minutos, MONGOL faz 1 a 1, resultado final. LUCINDA conta que nasceu o filho da filha de dona SÍLVIA. Essa senhora ajudou-a muito em 1985, mas depois houve uma discussão, encerrando a amizade. A filha de dona SÍLVIA casou-se há um ano e éramos para ser padrinhos dela. Lembramos os 35 anos da morte de FRANCISCO ALVES.
  26 a. da decretação do estado de emergência nacional, pelo governo equatoriano, em 27 de setembro de 1989, devido à greve dos trabalhadores da companhia petroleira TEXACO.
  24 a. falece o PM JOSAFÁ APARECIDO DA SILVA, vítima de uma sessão de gás lacrimogêneo no túnel do 1o. BPChq. "TOBIAS DE AGUIAR". Morre no dia 27 de setembro de 1991.
  24 a. falece a viúva de CHARLES CHAPLIN – OONA CHAPLIN – em 27 de setembro de 1991.
  24 a. do PROJETO LLT, cuja primeira operação data do dia 27 de setembro de 1991.
  24 a. falece o Major PM GUIDO DEL CÍSTIA, em 27 de setembro de 1991.
  23 a. da queda do avião militar de transporte C-130, na NIGÉRIA, matando 163 ocupantes, no dia 27 de setembro de 1992. JORNAL DA TARDE mostrava uma prévia da votação que haveria entre os deputados, na qual eles aprovariam ou não o impeachment do presidente FERNANDO COLLOR. Além disso, o candidato PAULO MALUF liderava as pesquisas da eleição para prefeito da capital. A edição ainda trazia o suplemento SEU DINHEIRO e detalhes do jogo entre SÃO PAULO e SANTO ANDRÉ que terminou 1 a 1.
  22 a. da posse do então TENENTE-CORONEL PM VALDIR SUZANO no Comando do 3o. BPChq, no dia 27 de setembro de 1993. Como CORONEL, comandou o CPAM7, o CPM, foi DIRETOR DE ENSINO E INSTRUÇÃO, tendo passado para a reserva em 2001. Foi conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, faltando em todas as reuniões de 2004 e 2005, face ao seu emprego junto a um prefeito na BAIXADA SANTISTA. Foi afastado desse cargo. 
  22 a. falece o físico nuclear italiano, que desertou para a RÚSSIA em 1950, BRUNO PONTECORVO. Morre em 27 de setembro de 1993.
  22 a. da derrota dos defensores georgianos comandados pelo líder da ex-república soviética EDUARD SHEVARDNADZE, em 27 de setembro de 1993. Rebeldes abkházios capturaram o porto do MAR NEGRO de SOKHUMI. EDUARD culpou a RÚSSIA pela derrota, afirmando, num duro comunicado, que os russos poderiam ter impedido o ataque final, depois de onze dias de ofensiva rebelde. O paradeiro do ex-ministro do Exterior da UNIÃO SOVIÉTICA, na época, era desconhecido.
  21 a. do socorro prestado ao tenente ref. OLIVEIRA, no HOSPITAL DAS CLÍNICAS, após crise de labirintite, em 27 de setembro de 1994.
  21  a. falece o radialista ESTEVAM BORROOL SANGIRARD, em 27 de setembro de 1994. 
  21 a. da chegada da chamada peste pulmonar à capital da ÍNDIA, levada por dois homens que fugiram da distante cidade de SURAT, no oeste do país, para escapar da mortal doença. Os dois homens estavam entre as onze pessoas sendo tratadas por apresentarem sintomas da praga no hospital de doenças infecciosas de NOVA DELHI. As duas vítimas confirmadas da peste, de 28 e 30 anos, estavam entre as mais de 300 mil pessoas que fugiram da cidade de SURAT, infestada pela doença, no dia 27 de setembro de 1994.
  21 a. da morte do ex-presidente colombiano CARLOS LLERAS RESTREPO, de 86 anos. Expoente do Partido Liberal, um dos dois que dominam a política da COLÔMBIA. LLERAS se exilou entre 1952 e 1954 e só voltou em definitivo quando foi eleito presidente em 1960 (pelo Congresso). Em 1966, seria novamente eleito, pelo voto popular.
  21 a. dois brasileiros entram com uma ação contra MICHAEL JACKSON, em 27 de setembro de 1994. Eles foram atropelados pela comitiva do cantor durante a turnê brasileira, em outubro de 1993.
  19  a. falec. CORONEL PM Ref. PAULO THIERS DO VALLE, em 27 de setembro de 1996.
  19 a. da tomada do poder no AFEGANISTÃO pelo TALEBAN. Em 27 de setembro de 1996, os guerrilheiros entraram de forma triunfal na capital, CABUL, e assumiram formalmente o controle do AFEGANISTÃO. No mesmo dia, eles invadiram um edifício da ONU, onde estava refugiado NAJIBULLAH, presidente do antigo governo provisório, e o arrastara, à força a uma praça pública no centro da cidade, onde ele foi enforcado em um poste de luz. Antes, ele foi castrado pelos radicais. NAJIBULLAH foi enforcado junto com seu irmão. Os soviéticos invadiram o País em 1979, mas não conseguiram derrotar os guerrilheiros radicais afegãos, que na época eram armados pelo PAQUISTÃO, com apoio dos EUA. Também em 1996, o terrorista OSAMA BIN LADEN passou a viver no País. 
  18 a. das anotações feitas em 27 de setembro de 1997: neste sábado, na formação do “grid” de largada para o GP DE LUXEMBURGO (amanhã), no circuito de NURBURGRING, MIKA HAKKINEN faz a sua primeira POLE POSITION na Fórmula 1,onde participou de 94 grandes prêmios. JACQUES VILLENEUVE largará em segundo; HEINZ-HARALD FRENTZEN é o terceiro; GIANCARLO FISICHELLA fica em quarto; MICHAEL SCHUMACHER é o quinto; DAVID COULTHARD sairá em sexto; GERHARD BERGER tem o sétimo tempo; RALF SCHUMACHER está em oitavo; RUBENS BARRICHELLO ocupa o nono lugar; o brasileiro PEDRO PAULO DINIZ faz o 15º tempo e TARSO MARQUES o 18º. Depois de estar afastado da competição durante alguns meses, retorna OLIVIER PANIS, em 11º lugar. Mantenho contatos telefônicos com o Sr ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA (cronista do JORNAL DA TARDE e da Rádio ELDORADO), CORONEL PM MENDES, MAJOR PM Ref ARLINDO DE MOURA, MAJOR PM Ref SALATIEL, familiares do falecido CORONEL GALVÃO NOGUEIRA e também com a própria rádio ELDORADO. O assunto é a missa de 2 de outubro, no Monumento Mausoléu.
Depois do almoço, às 15 horas, LUCINDA vai me acompanhar numa viagem até POA. Fugimos da rotina de ir a POÁ no domingo. Vamos tomar um café com minha mãe. Lembramos que em 27 de setembro de 1996, justamente há um ano, fui passar o dia com minha mãe, após ela sofrer algumas hemorragias nasais e ter sua pressão arterial alterada. O ADALVO, meu genro, também toma um café conosco. Conta ele que minha filha MARIZETE e o meu neto FELIPE foram com meu irmão até HOLAMBRA. Permanecemos em POÁ até 18 horas. Enfrentando um trânsito ruim, regressamos a GUARULHOS. Na noite assisto a derrota do SANTOS junto ao BOTAFOGO, do RIO, por 2 a 1.
Na TV, vemos o desastre na INDONÉSIA causado pela fumaça das queimadas: dois navios colidem no estreito de MALACCA. Um deles se parte em dois e afunda.
PAULO CÉSAR acompanha alguns colegas a uma viagem até um sítio em SÃO ROQUE. Vão a um aniversário de uma garota que está completando 15 anos. O PAULO CÉSAR retornará somente amanhã, para preocupação de sua avó. Na biblioteca, viajo no tempo. Releio minhas memórias entre os dias 27 e 30 de setembro e 1º a 3 de outubro dos anos de 1996 a 1995.    
  17 a. de VITÓRIA CAROLINA, filha do ator GÉRSON BRENNER e DENISE TACTO. VITÓRIA CAROLINA nasceu no dia 27 de setembro de 1998.
  17 a. vitória do social-democrata GERHARD SCHROEDER, nas eleições gerais alemãs, em 27 de setembro de 1998. Acabava o governo de 16 anos de HELMUT KOHL. Outras anotações neste domingo: muito embora me seja penoso ir até POÁ, cidade de tristes recordações, resolvo visitar minha mãe. Aliás, ela já telefonara ontem avisando que está fazendo neste domingo uma bacalhoada. Assisto a largada do GP DE LUXEMBURGO, no circuito de NURBURGRING. EDDIE IRVINE sai na ponta, seguido de MICHAEL SCHUMACHER e MIKA HAKKINEN. Logo o alemão ultrapassa IRVINE. Mais tarde fico sabendo que no pitstop MIKA HAKKINEN suplantou o alemão e venceu a corrida. SCHUMACHER chegou em segundo e a decisão do título mundial de pilotos ficou para a última corrida – GP DO JAPÃO. DAVID COULTHARD chegou em terceiro; EDDIE IRVINE em quarto; HEINZ-HARALD FRENTZEN em quinto e GIANCARLO FISICHELLA em sexto.
Viajo no ônibus SÃO MIGUEL até a ESTRADA DE SÃO MIGUEL. Pego o POÁ e esse ônibus tem dificuldade para vencer o trecho interditado por causa das comemorações dos 376º aniversário do bairro (a data certa é 30 de setembro). Em POÁ, conversamos com ADALVO, MARIZETE e FELIPE. Eles me contam que na quinta-feira (dia 24) faleceu o velho poaense, veterano da 2ª Guerra Mundial, JOSÉ ARANHA. Há também uma notícia da prisão em flagrante do TENENTE-CORONEL PM HENRIQUE ANDRADE MARSÍGLIA, ex-comandante do 17º BPMM, em 24 de setembro. Está recolhido a um quartel em SÃO PAULO e o major assumiu o comando interinamente. Minha mãe acha de relembrar acontecimentos tristes envolvendo meu filho MÁRIO. Isso me deixa contrariado e estraga a visita que lhe faço. Assim é que prefiro descansar após a refeição, procurando quebrar a onda de más notícias. Às 18 horas, estou embarcando no PÁSSARO MARROM. Uma hora depois estou a Rodoviária TIETÊ e, no EXPRESSO BRASILEIROk, retorno a GUARULHOS.
Neste domingo o CORINTHIANS foi derrotado pelo SANTOS por 2 a 0. VIOLA ganha a parada entre os artilheiros, marcando os dois gols e atingindo 13 no total. MARCELINHO CARIOCA continua com os 11 gols no total. O SANTOS ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, apenas um ponto atrás do CORINTHIANS. Outros resultados: BOTAFOGO 0 x VASCO 2; ATLÉTICO PARANAENSE 3 x BRAGANTINO 2; AMÉRICA RN 2 x GOIÁS 1; VITÓRIA 2 x INTERNACIONAL 0; GRÊMIO 2 x AMÉRICA MINEIRO 1; SPORT 1 x CRUZEIRO 1; ATLÉTICO MINEIRO 3 x PARANÁ 0; PORTUGUESA 1 x PONTE PRETA 0; GUARANI 0 x CORITIBA 1.
Nasceu hoje, às 20:51 horas, VITÓRIA CAROLINA, filha do ator GÉRSON BRENNER e da bailarina DENISE TACTO. O parto foi cesárea no Hospital ALBERT EINSTEIN, no MORUMBI. VITÓRIA pesa 3,140 quilos e mede 50 centímetros. Mãe e filha passam bem. DENISE deve receber alta na quarta-feira. Antes de ser levada para a sala de cirurgia DENISE foi ver o marido e colocou a mão dele sobre a sua barriga. A mulher disse várias vezes que VITÓRIA está chegando. De acordo com os amigos GÉRSON sorriu e demonstrou estar emocionado. Na hora do parto, GÉRSON teria se virado em direção ao centro cirúrgico. O ator, que está se recuperando na unidade semi-intensiva do mesmo hospital, não pôde acompanhar o nascimento. DENISE decidiu dar o nome de VITÓRIA à filha em 19 de agosto, um dia depois de o artista ter sido baleado na cabeça na rodovia AYRTON SENNA, no acesso à VIA DUTRA, e ter ficado em estado grave. Nesse período o estado de saúde de GÉRSON era considerado muito grave e ele corria risco de vida. DENISE chegou a sofrer ameaça de aborto por ter ficado muito nervosa com o estado do marido. A primeira cirurgia a que o ator foi submetido demorou quatro horas para a retirada da bala e os médicos precisaram perfurar o crânio com uma broca. Depois disso, ele passou por outras duas cirurgias.       
  16 a. das anotações feitas em 27 de setembro de 1999 (segunda-feira): recebo hoje o volume número 79 da Coleção Mestres da Literatura Brasileira e Portuguesa – JOSÉ ALENCAR – O GUARANI.
Mantenho contato com familiares do veterano de 32, JOSÉ SOARES MARINS. Ele nos deixou preocupado ao abandonar a solenidade do Centro Odontológico em 24 de setembro. Naquele dia foi socorrido ao Hospital do MANDAQUI, obtendo alta à noite. Ontem, com problemas cardíacos, foi internado no Hospital DANTE PAZZANESE. Seu estado de saúde é precário. Aviso o CORONEL PM GUIMARÃES e o senhor GERALDO FARIA MARCONDES sobre essa situação do MARINS, atual Comandante do Exército Constitucionalista de 32. Converso com PASSOS, LUZ e ANADAI. Vão dar aula no Colégio ROMÃO PUGLIARE, no BRÁS.
Preocupo-me, no MMDC, em mandar convites sobre o 2 de outubro para o DIÁRIO POPULAR – FOLHA METROPOLITANA – MOSTEIRO SÃO BENTO – CLUBE PIRATININGA – GUARDA CIVIL METROPOLITANA – UNIÃO BRASILEIRA DE ESCOTEIROS – DESEMBARGADOR ÁLVARO LAZZARINI – HERNÂNI DONATO – Senhor AGUINALDO, ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA  e outras pessoas.
PASSOS, ANADAI e LUZ vêm ao MMDC e me dão ciência da aula que desenvolveram no BRÁS. Com 21 graus, temperatura agradável na primavera, regresso a GUARULHOS. 
  15 a. falece EDUARDO LAFON, aos 51 anos, vítima de um câncer no fígado, em 27 de setembro de 2000. Era superintendente da SBT. Também trabalhou na BANDEIRANTES, GLOBO, RECORD e GAZETA.
  15 a. na ILHA DE PAROS, na GRÉCIA, do naufrágio de um FERRY-BOAT "EXPRESS SAMENA", com mais de quinhentos passageiros. Foram resgatados 75 corpos da balsa, que se encontrava a trinta metros de   profundidade. O capitão e quatro integrantes da tripulação estavam assistindo a uma partida de futebol na televisão quando aconteceu o choque com uma ilhota no mar EGEU, no dia 27 de setembro de 2000.
  15 a. da concessão pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL do regime semi-aberto à advogada JORGINA DE FREITAS, condenada a 14 anos de prisão  por fraude no INSS. JORGINA cumpriu 1/6 da pena, sendo libertada. A concessão foi anunciada em 27 de setembro de 2000.
  15 a. falece o ucraniano ABRAHÃO KOOGAN, fundador das editoras GUANABARA KOOGAN e DELTA, responsáveis pela publicação no BRASIL das obras completas de SIGMUND FREUD e de importantes dicionários e enciclopédias, como a DELTA LAROUSSE, em 27 de setembro de 2000. Aos 88 anos, de problemas cardíacos.
  15 a. falece HILDEGARD BERNDT, mãe da atriz VERA FISCHER, aos 78 anos, em BLUMENAU, vítima do mal de ALZHEIMER, em 27 de setembro de 2000. Sofria da doença havia oito anos e estava internada desde o dia 19 de setembro, no Hospital SANTA CATARINA.

ACONTECEU EM 27 DE SETEMBRO DE 2001 : -      QUINTA-FEIRA
Recebo um telefonema do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Ele está irritado com uma carta de OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARQUES, endereçada ao RODRIGO e distribuída por este na reunião de ontem, aos diretores da Executiva do MMDC. As palavras de MARCHI são de crítica severa, mas não oferece uma solução para o caso (essa carta está inserida em minhas memórias).
Chego tarde no MMDS. O trânsito está muito ruim nesta quinta-feira. Não há novidades no marasmo das faltas de aulas. Já na tarde, na Sociedade, temos atividades com pessoas que estão interessadas no evento do dia 2 de outubro. Um tenente da APMBB vem buscar um exemplar do Estatuto da Sociedade. O CORONEL PM CASADO encarregou-o de acertar detalhes sobre o Monumento Mausoléu.
O TENENTE PM FRANCISCON leva dois suplementos de O ESTADO DE SÃO PAULO, de 1932, com muitas fotografias do Movimento Constitucionalista, Ele irá tentar reproduzir essas relíquias, já bem danificadas pelo tempo. Esse oficial me transporta numa viatura até a ARMÊNIA. Ali, embarco no EXPRESSO COCAIA.  
   
O DIÁRIO OFICIAL publica a exoneração do Cel. OLAVO SANT´ANNA FILHO, do cargo de CHEFE DA CASA MILITAR. O Cel. ROBERTO ALEGRETTI é nomeado para o cargo.
O Cel. OLAVO é transferido para a reserva. Nasceu em 27 de novembro de 1950. Entrou na antiga Força Pública em 15 de fevereiro de 1968. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 5 de setembro de 1972. PROMOÇÕES - 2o. Tenente - 24 de maio de 1973;1o.Tenente - 24 de maio de 1977; CAPITÃO - 25 agosto 1983 ; MAJOR- 24 de maio de 1990; TENENTE-CORONEL em  24 de maio de 1995 e CORONEL em 14 de março de 1998.

MARGARIDA informa que a sogra, TAKE ISHIKAWA, 85 anos, foi transferida do Hospital SÃO JOSÉ, na 3a.feira, dia 25, para um hospital em SANTOS. Nos poucos dias de internação na UTI do Hospital SÃO JOSÉ os gastos ficaram em mais de dezesseis mil reais, numa demonstração clara da máfia branca. Um dos filhos de dona TAKE pagou o hospital com um cheque e depois o sustou para lutar na Justiça contra a irregularidade do hospital. Consultei o promotor ZANELATO para saber dos recursos que temos direito num caso deste.
OS CORPOS DO SARGENTO ALAIL ALVES BENÍCIO e do TENENTE CARLOS ALBERTO TEIXEIRA foram encontrados nos escombros no deposito da NESTLÉ, em SÃO BERNARDO.
O velório está sendo realizado no GINÁSIO BAETÃO, em SÃO BERNARDO. BENÍCIO será enterrado amanhã no mausoléu da Polícia Militar, no cemitério do ARAÇÁ. O enterro do tenente TEIXEIRA será no cemitério VALE DA PAZ ,no bairro ELDORADO, em DIADEMA.

O CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO aprovou, por 11 votos contra 4, a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra JADER BARBALHO.

UM AVIÃO C -130 HÉRCULES da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, com nove tripulantes, explodiu no início da tarde, depois de colidir com a serra de TIRIRICA, em NITERÓI. Dois capitães e sete sargentos tripulavam a aeronave que decolou do CAMPO DOS AFONSOS, no RIO DE JANEIRO, num vôo para testar justamente a hélice que apresentou defeito. O HÉRCULES foi adquirido na década de 70 da fábrica americana LOCKHEED.

ROGÉRIO GALLO, diretor artístico da TV BANDEIRANTES, foi internado no HOSPITAL ALBERT EINSTEIN após sentir dores na região do tórax.

MALUCO INVADE O PARLAMENTO DE ZUG, NA SUÍÇA E MATA QUATORZE PESSOAS. O atirador, FRIEDRICH LEIBACHER, 57 anos, se suicidou logo depois da chacina, além  de ferir outras quatorze pessoas.

CHOQUE DE TRENS DEIXA 82 PESSOAS FERIDAS -
Havia cerca de 150 passageiros nos dois trens, a maioria estudantes com idades entre 10 e 20 anos e trabalhadores indo para o serviço. Um dos trens vinha da cidade de FRIEDRICHSHAFE, saiu de uma pequena estação perto de LINDAU e só andou cerca de 200 metros antes de bater de frente com o outro trem, que vinha em direção oposta. A ocorrência se deu na ALEMANHA. 

O CORPO DE WÁLTER AVANCINI foi cremado no cemitério do CAJU, no RIO DE JANEIRO. Apenas familiares e amigos íntimos participaram da cerimônia. Entre os presentes estavam as atrizes TAIS ARAÚJO e GIÚLIA GAM.

CONDENADO a 69 anos de prisão em regime fechado o ex-auxiliar de enfermagem ÉDSON ISIDORO GUIMARÃES, que, em 1999, ficou conhecido como ANJO DA MORTE depois de matar quatro pacientes em situação terminal no hospital SALGADO FILHO..

MACHUCOU-SE o jogador RONALDO, que estava convocado para o  jogo  entre BRASIL e CHILE, no próximo dia 7, em CURITIBA. Depois de passar  22  meses tratando da contusão no joelho, RONALDINHO se preparava para voltar aos gramados quando sofreu  uma  distensão na coxa direita, numa partida entre INTER, de MILÃO e BRASON ( ROMÊNIA ).

27 DE SETEMBRO DE 2002   :    -     SÁBADO
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE SAÚDE
CENTRO ODONTOLÓGICO
CONVITE
O Chefe, Oficiais, Praças e Funcionários Civis do Centro Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, têm a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família, para a solenidade do 91º aniversário da UNIDADE.
Nessa solenidade, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC vai participar ativamente, pois o chefe e o subchefe do C Odont receberão a medalha PEDRO DE TOLEDO, bem como um tenente, um sargento  e um cabo. O Centro Odontológico está sendo chefiado pelo Tenente–Coronel Dentista THOMAZ WASSALL. O subchefe é o Major Dentista MAURO PAULUCCI.
Antes de chegar no C Odont, passo pelo Regimento de Cavalaria NOVE DE JULHO e converso com o TENENTE-CORONEL PM YVES CATALANO. Ele está planejando uma solenidade para 11 de outubro e o estandarte do Regimento receberá a medalha PEDRO DE TOLEDO. Entrego a ele uma lista de todos os conselheiros da Sociedade a fim de receberem os convites do evento.
No C Odont, encontro muitos conhecidos, principalmente o Coronel PM ÉDSON FERRARINI, deputado estadual, candidato à reeleição. Ele se torna sócio do MMDC e deverá ser empossado como conselheiro na reunião do Conselho Supremo, em 16 de outubro. Conversamos durante um bom tempo a respeito da nossa PM e do que o deputado poderá fazer pela nossa Sociedade, principalmente no caso das viúvas dos veteranos e da mísera Pensão Especial de R$ 300,00 dada aos ex- combatentes. O Cel. PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, o Cel. PM RENALDO ALVES DA SILVA, o ex–combatente GINO STRUFFALDI (atual Comandante do Exército Constitucionalista), o secretário do Conselho Supremo CAIO ALFAYA, o Cel. PM CELSO CAMARGO (chefe de Gabinete do Comandante Geral), Cel. PM Méd. ISAAC CHAZIN, diretor de Saúde da PMESP, Cel. PM MINOZZI NOGUEIRA, atual Diretor de Sistemas, Cel. PM LAUDINÉIA, Diretora dos Assuntos Municipais e Comunitários e muitos outros oficiais estão presentes na solenidade. A medalha PEDRO DE TOLEDO é entregue no início da mesma. Depois são entregues as medalhas de Honra ao Mérito. Fazem uso da palavra o Chefe do C Odont, o Diretor de Saúde e o Deputado Estadual ÉDSON FERRARINI. Temos também a Canção da Polícia Militar e o Hino Nacional. Passamos uma manhã agradável, na companhia de muita gente amiga. Não é a primeira vez que condecoramos oficiais e praças do C Odont. Recordo-me de 1999, que no final ficamos alarmados com o “sumiço” do veterano JOSÉ SOARES MARINS (sentindo-se mal, retirou-se da solenidade e depois foi encontrado no Pronto-Socorro do MANDAQUI). Dias depois, o MARINS veio a falecer. Também naquela oportunidade o CORONEL ATILIANO MARTINS CORRÊA condecorou o estandarte da Unidade e, no dia 25 de setembro morreu. A verdade é que temos poucos veteranos de 32.
Com GINO STRUFFALDI, vou para o metrô TIRADENTES. Logo mais estou almoçando com os oficiais do MMDS.
Na Sociedade, procuro elaborar um ofício apresentando o GINO ao comandante do FORTE DE ITAIPU. O nosso comandante do Exército Constitucionalista será homenageado no dia 1º de outubro. Também procuro fazer um modelo da Convocação dos Conselheiros para a reunião de 16 de outubro, passando-o para o CAIO ALFAYA. Entro em contato com a família do ATILIANO, mas ninguém sabe me informar quando será a missa de sétimo dia. Apenas sei que isso irá acontecer em BAURU. Faço um necrológico do nosso veterano e mando para O ESTADO DE SÃO PAULO. Entra em contato conosco o GENERAL BUENO. Irá encaminhar para todos os conselheiros cópia do RELATÓRIO apresentado na reunião de ontem, preparando o espírito de todos para o episódio seguinte, ou seja, do dia 16 de outubro.     

O mercado financeiro brasileiro viveu um dia de péssimos resultados. O DÓLAR subiu 3,06%, para R$ 3,875, nível mais alto desde o PLANO REAL; o risco país aumentou 9,6% , para o recorde de 2.440 pontos; a Bolsa paulista caiu 5,25% - em dólares, ela está no mais baixo patamar desde 93. Em parte o mercado foi pressionado pelos alertas sobre maus resultados de empresas americanas, o que amplia a cautela em relação ao Brasil. Temem-se perdas maiores na semana que vem, depois da divulgação de pesquisas eleitorais e por causa do vencimento de contratos de câmbio.

A curiosidade em conhecer de perto a vida na prisão já atraiu, em uma semana, trinta mil pessoas à desativada CASA DE DETENÇÃO, no CARANDIRU. Somente hoje, quatro mil visitantes, incluindo alunos de diversas escolas, como do Colégio Arquidiocesano de São Paulo, foram ao presídio. O secretário da Administração Penitenciária, NAGASHI FURUKAWA, também esteve na DETENÇÃO. O presídio, desativado no dia 15 de setembro, vai dar lugar ao PARQUE DA JUVENTUDE, uma área de atividades esportivas, culturais e sociais.
Os pavilhões 6,8 e 9 deverão ser implodidos para ceder espaço a quadras esportivas. FURUKAWA fez hoje, pelas muralhas do presídio uma vistoria nesses três pavilhões. Os pavilhões 8 e 9 já começaram a ser destruídos na semana passada. O pavilhão 9, onde ocorreu o MASSACRE DE 2 DE OUTUBRO DE 1992, de repercussão mundial, não pode ser visitado pelo público. Muitos dos que comparecem na antiga CASA DE DETENÇÃO ficam frustrados por não poderem conhecer o local da chacina.

CASSADO o registro da candidatura ao governo do PARÁ, de SIMÃO JATENE, do PSDB, acusado de uso da máquina administrativa em sua campanha. O governador ALMIR GABRIEL foi multado em vinte mil reais por favorecer JATENE. Os dois poderão recorrer. Em BELÉM.
  
Os pilotos da FERRARI concentraram as atenções, hoje, nos treinos livres para o GP dos EUA, em INDIANÁPOLIS, penúltima etapa do MUNDIAL DE F 1. MICHAEL SCHUMACHER foi o mais rápido, com grande diferença para os adversários. RUBENS BARRICHELLO bateu com violência num muro, mas não se feriu.

YOKO ONO , viúva do ex–beatle JOHN LENNON, firmou um acordo com o ex–assistente FREDERICK SEAMAN, pondo fim a uma disputa judicial de 20 anos pelos direitos de fotos, cartas, manuscritos e outros objetos pertencentes a LENNON. Pelo acordo, SEAMAN desistiu dos direitos autorais de 374 fotos que teria tirado do músico e também devolverá todos os itens relacionados.

2 003   :  -   DOMINGO
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO convida Vossa Excelência e Excelentíssima Família para a conferência do Prof. Dr. PAULO DANIEL FARAH:
“PRESENÇA LIBANESA NO BRASIL – CONTRIBUIÇÃO CULTURAL, RELIGIOSA, ECONÔMICA E POLÍTICA”.

                        Ass           NELLY M. F. CANDEIAS
                                                       Presidente
DATA: 27 DE DEZEMBRO, 16 HORAS
LOCAL: RUA BENJAMIN CONSTANT, 158, 1 º ANDAR

Na esquina da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO com a avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA mora, num aglomerado de cômodos, construídos aleatoriamente, a família de dona ONOFRA, mãe de dona ABIGAIL, que recentemente sofreu uma operação. Nesta madrugada, faleceu um seu filho, JAIR ALEXANDRE, de 56 anos, pai do MARCELINHO, rapazinho que ajuda a LUCINDA nas compras diárias. Essa pessoa sofria de câncer há anos. Era viciada na bebida e tudo ajudou no desenvolvimento da doença. O corpo, encontrado num dos quartos do conglomerado, será levado pela polícia ao IML de GUARULHOS, para a necessária autópsia. O velório será na SANTA CASA de GUARULHOS e o enterro está marcado para amanhã, às 11 horas.

Assisto neste sábado a formação do “GRID” de largada para o GP dos EUA, no circuito de INDIANÁPOLIS. O POLE POSITION para o GP de fórmula 1, que será corrido amanhã, é KIMI RAIKKONEN, um dos candidatos ao título deste ano. O segundo é RUBENS BARRICHELLO; terceiro, OLIVIER PANIS;  quarto, JUAN PABLO MONTOYA (também candidato ao título, bem mais do que RAIKKONEN); quinto, RALF SCHUMACHER; sexto, FERNANDO ALONSO; sétimo, MICHAEL SCHUMACHER, o único que poderá amanhã ser proclamado campeão; oitavo, DAVID COULTHARD; nono, CRISTIANO DA MATTA; décimo, JARNO TRULLI.

KÁTYA traz o IAGO para ver seu pai, o PAULO CÉSAR e a sua bisavó LUCINDA. O menininho interessa-se pelo computador. Corre para o quarto, acostumado a me ver mexendo no aparelho.

Neste sábado, às 22 horas, a RECORD exibe os melhores momentos dos cinco programas especiais que comemoram o jubileu de ouro da emissora. Os especiais, produzidos desde o primeiro semestre, restaram a história da RECORD com entrevistas, números musicais, depoimentos e material de arquivo. No palco do TEATRO RECORD a produção promoveu encontros inéditos: CHICO ANYSIO, FRANCISCO CUOCO, HEBE CAMARGO, JÔ SOARES, FAUSTO SILVA, RONALD GOLIAS, CARLOS ALBERTO DA NÓBREGA, RENATO ARAGÃO, ANA MARIA BRAGA, LUIZ CARLOS MIÉLE, AGNALDO RAYOL, NILTON TRAVESSO e muitos outros passaram pelos programas. E a  apresentadora ADRIANE GALISTEU dividiu a condução com colegas da casa como BÓRIS CASOY, PAULO HENRIQUE AMORIM, CLAUDETE TROIANO, ELIANA, NIVALDO PRIETO e MILTON NEVES. A lista de cantores que animaram os especiais também é extensa: DANIELA MERCURY, ELBA RAMALHO, TOQUINHO, TONI GARRIDO, SANDRA DE SÁ, SIMONINHA, JAIR RODRIGUES, LUCIANA MELO, PEDRO MARIANO, ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO, WANDERLÉIA, SÉRGIO REIS, QUARTETO EM CY, MPB-4, ULTRAGE A RIGOR, RPM e muitos outros. Neste último programa, a produção irá mostrar imagens da festa de aniversário realizada na casa noturna MOINHO EVENTOS, em SÃO PAULO.

CAMPEONATO BRASILEIRO: INTERNACIONAL 1 x SANTOS 0; SÃO PAULO 3 x GRÊMIO 1; FLAMENGO 2 x ATLÉTICO (P R)  1.
Na série B, o PALMEIRAS venceu o VILA NOVA por 2 a 1 e continua na liderança. O SPORT derrotou a PORTUGUESA por 2 a 0. Estão classificados para a segunda fase: PALMEIRAS, BOTAFOGO, REMO, SPORT, BRASILIENSE, MARÍLIA, NÁUTICO e SANTA CRUZ.

Os irmãos CLAUDINEI GARCIA DE SOUZA, 33 anos, CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA, 34, e SANDRA REGINA GARCIA DE SOUZA, 37, foram baleados hoje, em ERMELINO MATARAZZO, zona leste da Capital, após uma discussão de trânsito. SANDRA morreu. Os irmãos voltavam para casa por volta das 3 horas junto com um amigo, LUÍS CARLOS CHIARELLI, 31 anos, quando um GOL branco bateu de raspão no UNO cinza dirigido por CLAUDINEI, na avenida velha de MOGI. O pneu do UNO estourou, e o motorista do GOL fugiu. Depois de trocar o pneu do carro e continuar a viagem de volta para casa, os irmãos encontraram os passageiros do GOL também trocando o pneu na Rua DONA ALIA, próximo ao local do acidente. SANDRA teria descido do carro e começado uma discussão com o motorista do GOL. Este, sacou uma pistola 380 e disparou vários tiros em SANDRA. Atirou também na direção do UNO. Em seguida, fugiu em disparada. A polícia foi chamada e, quando chegou ao local, já encontrou SANDRA morta, e os irmãos CLÁUDIO e CLAUDINEI feridos.
  
A NORUEGA goleou a CORÉIA DO SUL, 7 a 1, mas o BRASIL conseguiu empatar com a FRANÇA em 1 a 1 e garantiu o primeiro lugar do GRUPO B da COPA DO MUNDO de futebol feminino, hoje. Amanhã, definir-se-á o GRUPO A, de onde sairá o rival do BRASIL nas quartas-de-final (o segundo colocado na chave).

FALECEU PEDRO CONDE, que foi dono do Banco de Crédito Nacional – BCN -, vendido ao BRADESCO em 1997. CONDE nasceu na ITÁLIA, mas sua família se mudou para o BRASIL quando ele tinha um mês de idade. O BCN foi fundado por seu pai, FRANCISCO CONDE, em 1939. PEDRO CONDE foi presidente da Federação Brasileira das Associações de Bancos, de 1980 a 1983. Aos 81 anos, de causa não revelada, em SÃO PAULO.

O ator DONALD O´CONNOR, que ganhou fama por seu papel cômico no clássico CANTANDO NA CHUVA, dividindo a cena com GENE KELLY e DEBBIE REYNOLDS, morreu neste sábado. O ´CONNOR, que tinha 78 anos, estava com problemas de saúde havia vários anos e morreu de insuficiência cardíaca, em sua casa, em CALABASA, CALIFÓRNIA. O ´CONNOR nasceu em CHICAGO, em 1 925, e era filho de artistas de circo. E foi justamente nesse ambiente, ao lado dos pais, que começou sua carreira ainda criança. De cantor e dançarino de vaudeville passou para a televisão e o cinema, fazendo filmes em HOLLYWOOD em pouco tempo. Participou de seu primeiro filme, MELODY FOR TWO, em 1937, quando tinha doze anos. Exímio bailarino e sapateador, encontrou projeção como COSMO BROWN, seu personagem em CANTANDO NA CHUVA, e sua irresistível dança-solo ao som de MAKE IN LAUGH, um dos momentos mais deliciosos do filme. Em 1953, participou do musical É DESTE QUE EU GOSTO, dirigido por DAN WEIS, em que O´CONNOR faz o papel de um fotógrafo e DEBBIE, de uma corista. Em 1954, o ator ganhou o prêmio EMMY, o OSCAR da televisão, por seu trabalho no show de variedades THE COLGATE COMEDY HOUR. Em 1979, foi hospitalizado por problemas com bebida, o que atrapalhou sua carreira por mais de uma década. Ele fez uma breve aparição no filme TOYS, de 1992, estrelado por ROBIN WILLIAMS, e participou como convidado de diferentes programas de TV durante os anos 90, entre eles, a série FRASIER.

O SBT apresenta nesta noite O BEBÊ DE ROSEMARY, filme dirigido por ROMAN POLANSKI, em 1968, com MIA FARROW, JOHN CASSAVETES e RUTH GORDON. Recém-casados mudam-se para um apartamento em NOVA YORK, onde são assediados por solícitos e estranhos vizinhos. Quando ela engravida, começa a ter estranhas alucinações e vê o marido envolver-se com os vizinhos em uma seita de bruxas que deseja que ela dê a luz o filho do DIABO. Baseado no livro A SEMENTE DO MAL, de IRA LEVIN, o filme foi escolhido como um dos mais assustadores de todos os tempos pela revista ENTERTAINMENT WEEKLY. E, de fato, provoca frios na espinha com o insuportável clima crescente de tensão, temperados com flashes arrepiantes da imagem do demo. Clássico insuperável.

2 004     :   -  SEGUNDA-FEIRA
A festa dos santos católicos COSME e DAMIÃO, os irmãos médicos árabes martirizados pelo IMPÉRIO ROMANO no século III, sempre foi sinônimo de sincretismo na BAHIA e manteve sua tradição hoje. Os santos também são homenageados pelo candomblé, identificados como os orixás meninos, os ibejis. Em vários terreiros de SALVADOR, a festa é da criança, com muito doce e balas, além de caruru e acarajé, alimentos considerados sagrados pelo culto afro e os preferidos dos orixás XANGÔ e IANSÃ, que seriam os pais dos ibejis. O caruru transformou-se ao longo dos séculos na BAHIA como uma espécie de elo entre os baianos de todas as religiões. Em setembro, por conta da FESTA DE COSME E DAMIÃO, é prato obrigatório nas mesas das famílias, principalmente em SALVADOR. Na festa de hoje, o Instituto de Artesanato MAUÁ serviu um caruru de dez mil quiabos no PELOURINHO para 2.500 pessoas. A parte católica da festa concentrou-se na Paróquia de COSME e DAMIÃO, no Bairro da LIBERDADE, o mais populoso de SALVADOR. No domingo, dia 26, houve uma procissão pelas ruas próximas da igreja, com a participação de mais de mil fiéis. Hoje o dia foi de missas sucessivas na igreja, que atraíram beatas famosas como dona CANÔ, mãe de CAETANO e MARIA BETHÂNIA. No RECIFE, a maioria dos terreiros comemorou no fim de semana. “Quando uma data assim cai durante a semana, preferimos fazer nossas louvações no fim da semana porque a festa é longa e as pessoas trabalham”, afirmou PAI MOACIR. No seu terreiro, houve distribuição de bombons para 1.500 crianças. A Igreja dos Santos COSME e DAMIÃO, de 1535, a mais antiga em funcionamento no BRASIL, no município metropolitano de IGARASSU, foi cenário de celebração de quatro missas – a primeira às 7 horas e a última às 18 horas.
  
A TV como a conhecemos hoje deve muito à REDE RECORD. Em 27 de setembro de 1953 entrava no ar o programa inaugural do CANAL 7 de SÃO PAULO. Era um musical, apresentado por SANDRA AMARAL e HÉLIO ANSALDO. Para comemorar a data, o SHOPPING FREI CANECA sedia a exposição “RECORD-51 ANOS DE IMAGEM E INFORMAÇÃO”. Os quatro andares do local foram forrados de fotos históricas e textos explicativos sobre a trajetória de programas que se tornaram sucessos de audiência, os atores e apresentadores consagrados que começaram lá. Há também imagens de momentos marcantes da emissora. No começo, o foco era mesmo a mistura de música e esporte. Na década de 60 veio a consagração absoluta. Programas como “JOVEM GUARDA”, e “O FINO DA BOSSA” ditavam não só os rumos do MPB, como eram modelos de comportamento para a juventude da época. Outros sucessos vieram: “A FAMÍLIA TRAPO”, “FLÁVIO CAVALCANTI” e “PROGRAMA DO BOLINHA”. A mostra é uma boa oportunidade para rever imagens antigas de nomes como JÔ SOARES, RENATO ARAGÃO, SUZANA VIEIRA, ÍTALO ROSSI, FÚLVIO STEFANINI, entre muitos outros.
 
Estréia hoje na RECORD o “SHOW DO TOM”, programa de auditório diário. De 1980 a 1990, TOM CAVALCANTE passou dez anos tentando entrar na televisão. Enquanto isso, trabalhava como entrevistador em emissoras de rádio em sua terra natal, FORTALEZA. Quando tinha uma oportunidade, mostrava sua veia humorística, mas queria dar cara às vozes que criava. Em 1990, aos 28 anos, o humorista estreou na TV na “ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO”. Seu primeiro personagem, o bêbado JOÃO CANABRAVA, caiu no gosto do povo e rendeu ao humorista a possibilidade de mostrar mais tipos no teatro, em espetáculos como “NÃO SAIA DO TOM”, em 1995. Em 1996, depois de um desentendimento com CHICO ANYSIO, TOM entrou no seriado “SAI DE BAIXO”. Na pele do porteiro RIBAMAR, tornou popular o bordão “Magoei...”, que falava toda vez que CACO ANTIBES (MIGUEL FALLABELLA) o maltratava. No mesmo ano, lançou o CD “TOM DO TOM”, com doze músicas com letras cômicas. Em 1998, sinais de desgaste começaram a surgir no entrosamento com o elenco de “SAI DE BAIXO”. Rodando o País com “O MELHOR DO TOM”, o humorista ameaçou sair do programa, mas a GLOBO não permitiu. Ele ficou só mais um ano na atração. Foi também em 98 que ele fez sua primeira participação no cinema, dublando o cão LUCKY e o urso ARCHIE em “DR. DOLITTLE”, e comandou o “PLANETA XUXA” durante um período de licença médica da apresentadora. Em 2000, o antigo projeto de um programa próprio saiu do papel quando entrou no ar o “MEGATOM”. Nele, foram apresentados mais de 40 personagens e sátiras de cantores consagrados, com a dupla CHITÃOZINHO e XORORÓ e o espanhol JÚLIO IGLÉSIAS. Em 2001, o humorista reforçou o time do humorístico “ZORRA TOTAL” e lá permaneceu até o começo de 2004. Dentre os muitos tipos criados, o que ficou mais famoso foi PITIBICHA – sempre acompanhado por PITIBOCA (HEITOR MARTINS) – e seu bordão “CUECÃO DE COURO, MANO!”. TOM também emprestou a voz mais uma vez para LUCKY e ARCHIE, em “DR. DOLITTLE 2” e participou do episódio “LULU BERGAMIM”, da série “BRAVA GENTE”. Em 2003, fazendo o tipo sério, mas não muito, narrou o filme “XUXA ABRACADABRA”. Nos fins de junho de 2004, TOM CAVALCANTE rescindiu o contrato com a GLOBO e assinou com a RECORD, onde  estreou o “SHOW DO TOM”, às 22 horas.

Recebo um telefonema do CHEFE DA CASA MILITAR, CORONEL PM CELSO. Quer saber como está o restauro do Monumento-Mausoléu, a pedido do governador. Peço para ele fazer uma ligação com a CARNIDE, onde os advogados que tratam do assunto poderão dar um panorama mais atualizado do assunto. Como saí do MMDC em 13 de julho, não sei em que pé se encontra esse problema. Nem bem o Cel CELSO desliga e recebo outro telefonema, sobre o mesmo assunto, agora do CHEFE DE GABINETE DO CMT GERAL, CORONEL PM MOYSÉS. Aproveito a oportunidade para acertar a entrega do projeto do novo estatuto da Sociedade amanhã.
 
Numa manhã de alta temperatura, vou para a cidade de SÃO PAULO. Passo pelo BANESPA e depois vou para o MMDS. Encontro VICTÓRIO reclamando de inchaço nos pés. Parece que ele está com problemas nos rins. Estudamos o atual estado de greves em SÃO PAULO, com o Judiciário parado e parte dos bancos também prejudicados pela greve dos bancários. Os advogados reclamam muito dos noventa dias da greve do Judiciário. Mais tarde, lá pelas 15 horas, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não encontro nem dona CÉLIA no MMDC. Ela está ajudando o presidente em sua residência. Depois, retornando a GUARULHOS, vou para o escritório do advogado ROMAGNOLI. Combinara um encontro com ele e com o CORONEL MENDES para acertar os últimos detalhes no projeto do novo estatuto do MMDC. Acontece que dona OÇAINE, esposa do MENDES, telefona e explica que ele arrancou um dente na parte da manhã e não está em condições de se locomover. Com o ROMAGNOLI aprontamos o disquete do projeto de estatuto e deverei levá-lo amanhã à tarde para o Chefe de Gabinete do Cmt Geral. Por volta das 18 horas, regresso para casa.
Nesta noite, procurando gravar alguma coisa num disco CDR-W cometo uma série de asneiras no computador e perco muito tempo para consertar as bobagens que cometi.

Após 91 dias parados, servidores do Judiciário paulista decidiram acabar com a greve – a maior paralisação já feita pela categoria. No entanto, a categoria ameaça voltar a cruzar os braços caso sejam distribuídos holerits zerados e se não houver recuo dos processos administrativos por abandono de cargo. O presidente do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO, LUIZ ELIAS TÂMBARA, informou que o desconto dos dias parados é “inegociável” e que os processos administrativos contra os servidores já instaurados não poderão ser extintos. O reajuste concedido foi de 14% - os servidores queriam 26,39%.   “Foi decidida a suspensão da greve porque já estamos há 91 dias e percebemos que a direção do tribunal não tem sensibilidade de entender o que está acontecendo. A qualquer momento a greve pode voltar”, afirmou JOSÉ GOZZE, presidente da ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO (ASSETJ).

Antes da decisão que encerrou a greve do Judiciário, advogados e servidores públicos se enfrentaram pela manhã durante Ato Público na PRAÇA DA SÉ. Promovido pela OAB-SP, o ato teve a presença de lideranças empresariais e reuniu cerca de 500 pessoas. Em repúdio à manifestação, servidores jogaram moedas e notas de um real nos advogados. Em seguida, começou um empurra-empurra e a polícia foi acionada para evitar que o confronto se transformasse em violência. Três advogados foram atingidos por um ovo. A confusão começou por volta das 9:30 horas, quando servidores tentaram se aproximar do carro de som da OAB, que iniciava sua manifestação. Minutos depois a PM formou um cordão de isolamento entre os dois grupos, porém a agressão verbal entre as duas partes só piorou. Do alto do carro de som, o presidente da OAB-SP, LUIZ FLÁVIO D´URSO, reivindicava o fim da greve. Ao mesmo tempo, servidores exclamavam palavras de ordem como “Fascistas”, entre outras. D´URSO ressaltou que a entidade não era contra a reivindicação de reajustes salariais, mas condenava a longa duração do movimento grevista. Estiveram presentes ao ato o presidente do Centro das Indústrias do Estado de SÃO PAULO, CLÁUDIO VAZ; o presidente da Associação Comercial de SÃO PAULO, GUILHERME AFIF DOMINGOS; o presidente do SEBRAE, ALENCAR BURTI; o diretor jurídico da Federação Brasileira dos Bancos, JOHAN ALBINO RIBEIRO; o presidente da Bolsa de Valores de SÃO PAULO, RAYMUNDO MAGLIANO FILHO; e o presidente da Pequenas e Médias Indústrias do Estado de SÃO PAULO, JOSEPH COURY.

O empresário PAULO SKAF assumiu hoje a presidência da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP). Com um discurso rápido e improvisado, SKAF minimizou a crise com o novo presidente da CIESP, CLÁUDIO VAZ, e prometeu união. “Trata-se de uma posse de todos. Estaremos unidos para o bem da indústria, do Estado e do País”, afirmou. Pela primeira vez, FIESP e CIESP terão lideranças diferentes.
  
O primeiro dia útil de funcionamento do túnel da CIDADE JARDIM nos dois sentidos de tráfego registrou movimento intenso de veículos hoje de manhã, mas não houve congestionamentos. A pista sentido bairro-centro, que dá acesso à avenida NOVE DE JULHO e à continuação da CIDADE JARDIM foi inaugurada no sábado, dia 24.  O sentido centro-bairro está liberado desde o dia 7 de setembro. O túnel, que passa sob a BRIGADEIRO FARIA LIMA, faz parte de  um conjunto de obras viárias.

O paulistano enfrentou hoje mais um dia de sol e forte calor nesse início de primavera. Com o céu limpo, os termômetros chegaram a marcar 33 graus. O recorde do ano, 35,3 graus, foi registrado no domingo, quinto dia da estação das flores. Mas o calor intenso deve ser interrompido na quarta-feira, dia 29, devido à chegada de uma frente fria a SÃO PAULO, com pancadas de chuva e queda na temperatura.

A dona-de-casa CLEUSA SOARES DE ASSIS, de 26 anos, matou hoje seus dois filhos, de 2 e 3 anos, afogados em um tambor, no quintal de casa, em JACAREÍ, VALE DO PARAÍBA. Ela se entregou à polícia e foi autuada em flagrante. A morte das crianças causou revolta nos vizinhos, que pretendiam linchar CLEUSA.

Um mês depois do desabamento de um mezanino durante uma festa em GUARULHOS, que acabou com seis mortos e 132 feridos, o inquérito policial que deveria apontar os culpados ainda não está pronto. Familiares das vítimas se dizem indignados com a demora e exigem justiça. Os responsáveis pela festa, HÉRIC FABIANO, ARLÉCIO ALISSON e CLÁUDIO PERERECA (divulgador do evento), que fugiram do local no dia da tragédia, foram ouvidos e dispensados pela polícia. O dono do imóvel onde ocorreu a festa, WILSON GONÇALVES, que ficou três dias desaparecido, também prestou depoimento e acabou dispensado. Todos podem ser indiciados por homicídio, corrupção de menores – por oferecerem bebidas a menores e pelo show erótico realizado na festa – e por lesão corporal culposa. Em frente ao prédio, na Avenida PAULO FACCINI, uma viatura da GUARDA CIVIL MUNICIPAL vigia o local 24 horas por dia. “É complicado”, desabafou GILBERTO APARECIDO FORTUNA, pai de NATÁLIA MENDES FORTUNA, 19 anos, que morreu no acidente. Ele contou que ainda não conseguiu se recuperar da dor causada pela morte da filha. Agora, como diretor de uma associação que reúne mais de vinte famílias de vítimas do desabamento, pretende entrar com uma ação conjunta na Justiça contra os responsáveis pela tragédia. O estudante HÉLIO SANTOS MARAIA, 19 anos, que quebrou a perna no acidente, conta que ficou vinte dias com uma tala e ainda está com uma faixa no local do ferimento. Para ele, o caso está “muito abafado”. “Tudo é muito lento. Faz um mês e ninguém fala mais sobre a tragédia”. HÉLIO foi para a festa na madrugada de 29 de agosto, com amigos. Passou na frente do local, perguntou o que estava acontecendo e entrou. Por volta da uma hora, no mezanino, ouviu um estalo e viu um segurança e um bombeiro correndo. “Acho que eles estavam tentando fazer com que o pessoal parasse de pular”. Não adiantou. Minutos depois, HÉLIO desceu as escadas correndo e, em seguida, o mezanino desabou. Seus amigos pularam a janela do térreo e sofreram apenas arranhões. A Polícia Civil deverá pedir mais 30 dias para concluir o inquérito que apura os responsáveis pelas mortes do desabamento.  O delegado responsável pelo caso, doutor WILLIAM GRANDI, afirmou que a polícia está aguardando os laudos da perícia do IPT realizada no local no dia 3 de setembro. O prazo para a entrega dos resultados é de pelo menos um mês.  “É um caso muito difícil”. Eram mais de 900 pessoas. A demora é inevitável”. O promotor público designado para acompanhar o caso, JOSÉ MÁRIO BARBUTO, confirmou as informações. Para ele, tudo dependerá do resultado do laudo, que poderá inocentar ou culpar os acusados. “Não se pode prever”. Assim que os resultados dos laudos das perícias do IPT foram entregues, o caso deverá ser encaminhado ao Ministério Público, que deverá apresentar a denúncia.

ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o “EDINHO”, filho de PELÉ, teve anulada a pena de seis anos em regime semi-aberto por envolvimento num “racha” de carros que causou a morte do aposentado PEDRO SIMÕES NETO, em 1992. A sentença foi anulada porque ÉDINHO não estava ao volante de nenhum carro que participou do racha. Nem foi reconhecido pelas testemunhas.
  
Duas medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze. Com nove pódios, sendo seis no atletismo, dois na natação e um no futebol de sete, o BRASIL alcançou hoje seu melhor desempenho nos JOGOS PARAOLÍMPICOS de ATENAS, no penúltimo dia de competições. Com os resultados, os atletas nacionais acumulam 32 medalhas (13 ouros, 12 pratas e sete bronzes). A brilhante campanha superou SYDNEY-2000, quando o BRASIL conquistou 22 medalhas (seis de ouro, dez de prata e seis de bronze). Na natação, as vitórias foram mais uma vez de CLODOALDO FRANCISCO DA SILVA. A GRÉCIA viveu um dia de luto hoje após o acidente que matou sete crianças e feriu 30 quando o ônibus em que estavam se chocou contra um caminhão em um dos pontos mais perigosos da estrada que liga a vila de FARKADONA à capital, distantes aproximadamente 300 quilômetros. As crianças, alunas do primeiro ano do ensino médio, estavam indo para o CENTRO OLÍMPICO de Hóquei de ATENAS, onde assistiriam à final do futebol de sete entre BRASIL e UCRÂNIA. O ônibus era um dos 40 que viajavam em comboio para acompanhar o penúltimo dia dos JOGOS PARAOLÍMPICOS. Por causa do acidente, os organizadores dos JOGOS decidiram cancelar a festa da cerimônia do encerramento amanhã. Só haverá o desfile das delegações e os discursos oficiais.

O jornal inglês “THE SUN” garante que a top GISELE BÜNDCHEN e o astro LEONARDO DI CAPRIO terminaram o namoro de quatro anos porque ela cansou de esperar pelo pedido de casamento. O novo amor da brasileira seria JOSH HARTNETT, um dos novos queridinhos de HOLLYWOOD.

O furacão JEANNE, agora com menos força e classificação de tempestade tropical, deixou a FLÓRIDA depois de ter atingido a costa leste do Estado, uma área castigada três semanas atrás pelo furacão FRANCES. O JEANNE matou ao menos seis pessoas na FLÓRIDA depois de ter provocado grandes enchentes no HAITI, na REPÚBLICA DOMINICANA e em PORTO RICO, na semana passada. Nesses três países, em torno de 2 mil pessoas morreram.

ANUNCIADA a descoberta de um livro inédito do escritor francês ALEXANDRE DUMAS nos arquivos da Biblioteca Nacional da FRANÇA. O texto narra a história de imigrantes ingleses na AUSTRÁLIA e deverá ser publicado em breve. No CANADÁ.

ROUBADOS dois diamantes no valor de onze milhões de euros, que faziam parte de uma exposição independente no MUSEU DO LOUVRE. A vitrine foi forçada enquanto o vigia se ausentou por quinze minutos. Em PARIS, na FRANÇA.

CASOU-SE o ator KEVIN COSTNER com CHRISTINE BAUMGARTER, depois de um relacionamento de cinco anos. A cerimônia aconteceu em seu rancho, no COLORADO, nos EUA.

2 005  :  -   TERÇA-FEIRA
Estudos do último PLANO DALAVECCHIA. Manhã de baixa temperatura, com chuvisqueiros. Dia desagradável.

Por volta das 12:30 horas, estou no BANESPA (bombeiros) acertando uma retirada de R$150,00 para o PAULO CÉSAR, a pedido da avó, a fim de possibilitar o trabalho dele com a impressão de camisetas.

A Sociedade Veteranos de 32-MMDC já está aberta e o CORONEL MENDES se acha presente. Veio mais cedo para assinar os diplomas da Medalha “PEDRO DE TOLEDO”. Também me diz que está de posse de um currículo de um dos retardatários da relação montada pela Sociedade de Veteranos de 32-Núcleo da LAPA – ONOFRE ALMEIDA DA MOTA – Isso me obriga a redigir um ofício para a DAMCO, encaminhando o currículo e pedindo que se confeccione o respectivo diploma. Um emissário irá levar o documento e o currículo até a DAMCO. O MENDES aguarda a chegada do presidente. Ele, o GINO e o Sr RICARDO, novo contador da Sociedade, irão resolver o problema dos direitos do ex-funcionário VASCO.
Ainda vou tratar da reunião dos oficiais da entidade que presido. Isso se faz meio às pressas. AMÉRICO irá pagar contas no BRADESCO e depois reunir-se-á com o FAUSTO, no prédio SANTA JOSEFA. O FAUSTO está deixando a chefia da Operação “OSÓRIO” e AMÉRICO ficará encarregado da parte financeira da mesma.
No MMDC, nesta tarde, depois de um mutirão das funcionárias LILIAN e LUCIENE, são depositadas no correio as cartas para todos os associados no sentido de convidá-los para as solenidades de 2 e 3 de outubro. Visita a Sociedade, nesta tarde, o CORONEL ARY CANAVÓ e o TENENTE PM TASSI. Este vem me explicar os motivos pelos quais não se realizou a solenidade do CFAP a respeito da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista. Um tremendo erro de interpretação da DAMCO, quanto à compra de seis medalhas PEDRO DE TOLEDO, veio a abortar esse evento. O TASSI, nosso Diretor de Comunicação Social, sente-se amoladíssimo pelo fato de sua Unidade não realizar essa comemoração.
Depois das 16 horas, do escritório do contador RICARDO, o CORONEL MENDES comunica-me, por celular, que finalmente está encerrado o problema “VASCO”. Outra feliz notícia é a de que as contas de telefone e do “speedy” também foram pagas. Aos poucos, com muito empenho do MENDES, à revelia do tesoureiro que até agora não fez nada, vai-se resolvendo essas pendências delicadas que a Sociedade herdou da má administração anterior.
Com frio, retorno a GUARULHOS. Na viagem, encerro a leitura de JOGO DUPLO, de SÍLIO BOCCANERA. Terroristas seqüestram um embaixador do BRASIL no ORIENTE MÉDIO e exigem resgate milionário para sua libertação. Repórteres brasileiros deslocam-se para a região para noticiar o fato e acabam envolvidos no labirinto de violência e conflitos político-religiosos locais. Mesclando ficção e realidade, SÍLIO BOCCANERA apresenta um enredo de drama e ação, cujos ingredientes são seqüestro, terrorismo, romance, política internacional e jornalismo.
BOCCANERA é carioca, formado em Jornalismo pela Universidade Federal do RIO DE JANEIRO e pós-graduado pela Universidade da CALIFÓRNIA DO SUL, foi correspondente brasileiro no Exterior durante vinte anos, tendo trabalhado para o JORNAL DO BRASIL, REDE GLOBO e SBT. JOGO DUPLO, romance ambientado no LÍBANO, que o autor conheceu em guerra e em paz, foi sua estréia na ficção. Comecei a ler esse romance em 16 de setembro.     
RONALD GOLIAS, representante máximo do humorismo ingênuo que marcou época na TV brasileira, morreu hoje de madrugada, aos 76 anos, vítima de infecção generalizada. O comediante estava internado no Hospital SÃO LUÍS desde o dia 8 de setembro e sofria de câncer. O enterro está previsto para amanhã, às 10 horas, no cemitério do MORUMBI, depois do velório que está sendo realizado na Assembléia Legislativa.
Nascido em SÃO CARLOS, interior paulista, a 4 de maio de 1929, filho de ARLINDO GOLIAS e CONCEIÇÃO D´APARECIDA GOLIAS, fez sua estréia como artista amador aos 8 anos na Escola DANTE ALEGHIERI, em SÃO CARLOS. Sem falsa modéstia, disse: “Senti-me à vontade no papel que escolheram para mim, o papel de diabo. Também, na escola eu era o garoto mais endiabrado que havia”.
Em 1940, seguiu para SÃO PAULO, onde freqüentou o Ginásio PERDIZES e a Escola CAMPOS SALES, fazendo o curso técnico-comercial até o segundo ano. Foi alfaiate, funileiro e aqualouco. É que, nessa época, praticava natação no Clube de Regatas TIETÊ e aperfeiçoava-se em saltos ornamentais. Com a chegada de espetáculos aquáticos no BRASIL, introduzido por BOB KUAPP (produtor de ESCOLA DE SEREIAS), GOLIAS passou a integrar o grupo de ACQUA LOUCOS – o cacoete que parecia parte de suas caretas era, na verdade, conseqüência de um acidente como aqualouco. Por sua sugestão foi acrescentada uma parte falada ao show. Esse fato levou-o a arriscar-se em programas de calouro no rádio. Participou do CALOUROS EM CENA, da Rádio CULTURA.
O resultado foi um contrato que terminou apenas dois anos depois, porque a estação acabou com seus programas montados. Passados alguns dias, GOLIAS teve uma grata surpresa: foi convidado para trabalhar na Rádio NACIONAL. Isso foi em 1940, quando conheceu MANOEL DE NÓBREGA, que mandou contratá-lo para a televisão. Mas foi no clássico FAMÍLIA TRAPO, na RECORD, que GOLIAS eternizou sua melhor performance, a de BRONCO, personagem nascido CARLOS BRONCO DINOSSAURO, e que SÍLVIO SANTOS mandou ressuscitar no seriado MEU CUNHADO, exibido até poucos meses atrás pelo SBT.
Nosso BRONCO fez dez filmes – poucos, considerando o tempo e potencial de carreira: GOLIAS CONTRA O HOMEM DAS BOLINHAS (1969), AGNALDO, PERIGO À VISTA (1968), MARIDO BARRA LIMPA (1967), O HOMEM QUE ROUBOU A COPA DO MUNDO (1963), OS COSMONAUTAS (1962), O DONO DA BOLA (1961), OS TRÊS CANGACEIROS (1961), TUDO LEGAL (BRONCO) (1960), VOU TE CONTÁ (1958), UM MARIDO BARRA LIMPA (1967). Foi GOLIAS quem deu a SÍLVIO SANTOS o apelido de “PERU”. É que SENOR ABRAVANEL, um pouco pela timidez, um pouco pela hipersensibilidade à luz, corava diante das colegas de trabalho que o acompanhavam em suas caravanas. MANOEL DE NÓBREGA criou daí a “CARAVANA DO SEU PERU”.
Avesso a entrevistas, GOLIAS havia concordado em falar ao “ESTADO” em março de 2004, mas pediu a CRISTINA PADIGLIONE que aguardasse a definição de SÍLVIO SANTOS para a estréia de MEU CUNHADO, programa protagonizado por ele, ao lado de MOACYR FRANCO, e que vinha sendo gravado havia mais de um ano. Um mês depois, quando o programa finalmente estava prestes a estrear, após mais de um ano de gravações, GOLIAS sofreu uma cirurgia para a implantação de um marca-passo no coração, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS. Em maio, voltou a ser internado, em razão de um coágulo no cérebro. E, desde então, seu estado de saúde se alternava entre delicado ou em recuperação. Foi combinado, por telefone, uma entrevista que nunca viria a acontecer. GOLIAS se mostrava ansioso como principiante pela estréia do programa: “Tomara que a família brasileira goste, todos os episódios têm externas, têm imagens minhas na PAULISTA, eu de fraldas, imitando um bebê”, disse. Falou com afeto do amigo SÍLVIO SANTOS. “A gente fez com muita garra, muito amor, e na medida do possível, caprichou, fez com muito carinho. Eu, por exemplo, estou torcendo mais pro SÍLVIO do que pra mim, eu gosto muito dele. Tô querendo que ele fique contente com o resultado, até porque, ele dá emprego pra tanta gente... Ele é um camarada muito trabalhador, sabe?”
Sim, SÍLVIO ficou contente. O programa, que estreou com 52 episódios já gravados, foi um dos últimos títulos a render mais de 20 pontos de média no ibope ao SBT. GOLIAS gostava tanto de SÍLVIO que comprava, todo mês, 50 telesenas para distribuir entre conhecidos. Só para “ajudar” o Homem do Baú.
Ao encomendar a MOACYR FRANCO uma versão nacional de MEU CUNHADO, SÍLVIO pediu que o protagonista, na ARGENTINA interpretado por um ator de 22 anos, fosse aqui vivido por GOLIAS. Tudo em torno de GOLIAS. Assim tinha de ser. Assim foi.
Na FAMÍLIA TRAPO, com OTELO ZELONI, RENATA FRONZI, RICARDO CORTE REAL, CIDINHA CAMPOS, SÔNIA RIBEIRO e JÔ SOARES, nos anos 1960, já era assim. Título dos tempos áureos da RECORD, a sitcom é referência na história da TV brasileira e serviu de fonte para várias comédias de situação que vieram nas décadas seguintes, incluindo o SAI DE BAIXO, produzido durante cinco anos pela GLOBO. De hábitos solitários, GOLIAS tinha como endereço uma das ruas que está entre as maiores referências de móveis do País, a GABRIEL MONTEIRO DA SILVA, mas, ironicamente, não prezava a mobília sob seu teto. Os poucos amigos que o visitavam achavam graça na ausência de cadeiras, sofá ou estantes no recinto. RONALD GOLIAS interpretou cinco personagens marcantes: PACÍFICO – personagem lançado em 1956, no programa PRAÇA DA ALEGRIA, de MANOEL DE NÓBREGA, famoso por seu bordão “Ô CRIDE, fala pra mãe!”, homenageado na letra da música TELEVISÃO (1985), da banda TITÃS. Ele também foi um dos alunos “inteligentes” na ESCOLINHA DO GOLIAS (SBT); BARTOLOMEU GUIMARÃES: um velhinho de 100 anos, que se apresentava cheio de conhecimentos históricos, mas se confundia no tempo. Os telespectadores adoravam quando ele chamava CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA, diretor da atual A PRAÇA É NOSSA, de MANOEL, nome de seu pai; PROFETA: com o bordão “ualah”, ele respondia com previsões absurdas a perguntas dos convidados em A PRAÇA É NOSSA; ISOLDA: personagem de A PRAÇA É NOSSA que ia até a praça contar detalhes de sua vida pessoal para CARLOS ALBERTO; CARLOS BRONCO DINOSSAURO: BRONCO foi criado para o rádio em 1955. Passou por vários programas, como A FAMÍLIA TRAPO (1967), um tipo folgado, que não gostava de trabalhar, irreverente e brincalhão. Em 1979, protagonizou SUPERBRONCO, criado por JOSÉ BONIFÁCIO DE OLIVEIRA SOBRINHO, no ar  na GLOBO em 29 episódios. Ele era um extraterrestre habitante do planeta WORK, escalado para investigar  a vida na TERRA. O programa era uma cópia do seriado norte-americano MORK AND MINDY.     

O ex-prefeito PAULO MALUF foi transferido hoje de sua cela na Polícia Federal para o Instituto do Coração (INCOR) e submetido a um cateterismo. MALUF se queixava de dores no peito. O exame constatou “artérias dilatadas e tortuosas”, mas foi afastada a hipótese de infarto. MALUF tem uma úlcera e será submetido amanhã a exames gástricos. Ele pode ser levado a um hospital penitenciário, se precisar de internação.
    
Após nove dias de buscas, os bombeiros encontraram, por volta das 15:30 horas, o corpo de FERNANDO SILVA MARQUES, 4 anos. No último dia 18, ele caiu em um bueiro destampado da avenida INAJAR DE SOUZA, na FREGUESIA DO Ó, zona norte de SP. O buraco levava ao córrego CABUÇU DE BAIXO, que passa sob a avenida e deságua no TIETÊ. Segundo os bombeiros, o corpo estava no rio TIETÊ, na região de PIRAPORA DO BOM JESUS, ou seja, a cerca de 40 km de onde o menino havia caído. No momento da queda, FERNANDO estava com a mãe, a tia, uma irmã e a prima. Eles tinham ido a um chá de bebê e voltavam para a casa dos avós maternos do menino, a 700 metros do bueiro. A criança brincava com a prima no canteiro central da via quando caiu no vão. No dia seguinte ao acidente, a Prefeitura mandou fechar as aberturas existentes na INAJAR DE SOUZA com concreto. A família do menino já afirmou que pretende processar a prefeitura.

Um ex-motorista de lotação se suicidou, na presença de policiais, após ser acusado de participar do seqüestro da ex-chefe. Até às 22 horas, a polícia procurava o corpo da vítima numa ribanceira na região de MAIRIPORÃ. As informações são da DAS (DIVISÃO ANTI-SEQÜESTRO). MARLENE BITTENCOURT, 57 anos, dona de uma microcooperativa de perueiros, foi seqüestrada na última sexta-feira em ARTUR ALVIM. Após o seqüestro, o ex-motorista e sua mulher teriam passado a telefonar para a família da vítima exigindo 50 mil reais de resgate.  “Acredito que ele não tinha a intenção de seqüestrar e, sim, de extorquir dinheiro da vítima. Como ela provavelmente reagiu, foi morta”, disse o delegado CARLOS CASTIGLIONI, da DAS. De acordo com ele, os criminosos fizeram vários contatos telefônicos. “As ligações eram sempre atendidas pela sobrinha da vítima”, afirma. Hoje pela manhã, os supostos criminosos teriam aceitado receber 2.100 reais para libertar MARLENE. Atendendo à orientação da polícia, a família pediu uma prova de que a empresária estava viva. À tarde, investigadores localizaram a casa do suspeito – que estava sendo investigado por ter sido empregado de MARLENE. A residência fica no PARQUE GUARANI. “Enquanto policiais conversavam com a mulher, ele se matou no andar de cima com um tiro na boca”, afirmou o delegado. A mulher admitiu participação no seqüestro e levou os policiais até onde o corpo da vítima teria sido jogado, na altura do km 76 da rodovia FERNÃO DIAS, região de MAIRIPORÃ. A acusada afirmou, também, segundo a polícia, que o marido matou a empresária a socos ainda na sexta-feira, após marcar um encontro com ela em um local desconhecido. Depois de matá-la, ele teria escondido o corpo no quintal de casa. Em seguida, a dupla teria iniciado a extorsão à família da vítima.

Mais uma integrante da família CAMARGO enveredou para a carreira artística. CAMILA CAMARGO, filha de ZEZÉ DI CAMARGO e irmã mais nova de WANESSA, debutou como atriz no espetáculo O MUSICAL DOS MUSICAIS, dirigido por WOLF MAIA, que estreou nesta terça-feira no TEATRO SHOPPING FREI CANECA, em SÃO PAULO. WANESSA tietou a irmã acompanhada do namorado MARCUS BUAIZ. As apresentadoras ADRIANE GALISTEU e ELLEN JABOUR e músico JAIR OLIVEIRA estavam na platéia do musical.

A Justiça espanhola condenou hoje 18 membros da AL-QAEDA por envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA. A decisão é considerada histórica por dois motivos. Primeiro, é a maior condenação já feita de implicados nos atentados contra os EUA. Antes, apenas a ALEMANHA havia condenado um suspeito, que mais tarde seria absolvido por falta de provas. O segundo motivo é que essa decisão judicial pode estabelecer parâmetros para o julgamento (ainda sem data) dos acusados de autoria dos atentados de 11 de março de 2004 em MADRI, que mataram 192 pessoas e feriram pelo menos duas mil. O sírio IMAD EDDIN BARAK YARKAS pegou a maior pena: 27 anos de reclusão. Mais conhecido como ABU DAHDAH, YARKAS chefiava a célula européia da AL-QAEDA e participou do planejamento dos ataques ao WORLD TRADE CENTER e ao edifício do PENTÁGONO em 2001.

O Exército americano libertou hoje 507 detidos na prisão de ABU GHRAIB por causa do mês sagrado islâmico do RAMADÃ. No total, serão soltos mais de mil presos esta semana. Cerca de 10.500 pessoas continuarão detidas em prisões das forças de coalizão no IRAQUE. As libertações visariam a criar um clima melhor para o referendo de outubro sobre a Constituição. Pelos menos sete iraquianos morreram e 27 ficaram feridos num atentado suicida contra um ônibus que levava funcionários do Ministério do Petróleo em BAGDÁ. Dez mascarados mataram cinco professores numa escola de um povoado xiita a 60 km de BAGDÁ. Três soldados americanos morreram na explosão de duas bombas em BAGDÁ e a sudeste da capital. Uma subcomissão do Senado americano aprovou 50 bilhões de dólares adicionais para financiar a guerra, 12% a menos que o solicitado pelo presidente GEORGE W. BUSH. Com isso, o custo da guerra deve passar de trezentos bilhões de dólares.

As forças americanas no IRAQUE anunciaram hoje a morte do militante rebelde ABU AZZAM, a quem qualificaram como “o número dois” da Organização da AL-QAEDA para a Guerra Santa na MESOPOTÂMIA, comandada pelo terrorista jordaniano ABU MUSAB AL-ZARQAWI. Segundo o comando militar dos EUA, o iraquiano AZZAM morreu do domingo de manhã, durante um tiroteio com soldados americanos e policiais iraquianos num edifício residencial de BAGDÁ. Na mesma operação, outro rebelde foi baleado e capturado. Por meio de uma nota divulgada num site islâmico da internet, a AL-QAEDA informou não ter como confirmar a morte de AZZAM e desmentiu que ele fosse o segundo principal dirigente do grupo.

2 006   :     -     QUARTA-FEIRA
Plano oferecido pelo MAJOR DALAVECCHIA para aproveitamento na megaoperação (14 115113  20420113).
METRÓPOLE (caderno de O ESTADO DE SÃO PAULO), de 27 de setembro de 2006.
LAUDOS CONFIRMAM SUSPEITAS E POLÍCIA APONTA CARLA COMO CULPADA. Perícia comprova que ela estava no apartamento quando o coronel foi morto; mãe é detida e tem de pagar fiança.
A polícia não tem mais dúvidas: a advogada CARLA PRINZIVALLI CEPOLLINA, de 40 anos, matou o coronel e deputado estadual UBIRATAN GUIMARÃES. “O caso está 100% esclarecido. Tenho convicção absoluta de que foi CARLA CEPOLLINA a autora do crime”, afirmou ontem o delegado ARMANDO DE OLIVEIRA COSTA FILHO, do DHPP. Anteontem à noite, a polícia prendeu em flagrante a mãe de CARLA, a também advogada LILIANA PRINZIVALLI, sob a acusação de posse irregular de três armas de fogo.
A principal prova contra CARLA é o horário do crime. Por meio de laudos, testemunhos e provas materiais, a polícia chegou à conclusão de que UBIRATAN foi morto entre 19 horas e 19:30 horas do dia 9, um sábado. Por meio da análise das ligações atendidas por CARLA no apartamento do coronel, nos JARDINS, zona sul, a polícia tem como provar que ela estava no imóvel até às 20:26 horas.
Quem desmontou o álibi de CARLA foi a própria acusada. A advogada, que mantinha um relacionamento com o coronel, disse que UBIRATAN estava vivo quando ela deixou o prédio naquela noite. Admitiu que havia atendido a dois telefonemas que a delegada federal RENATA MADI, namorada de UBIRATAN, havia feito naquela noite para a vítima.
O primeiro telefonema, para o celular de UBIRATAN, aconteceu às 19:03 horas. O segundo, para o telefone fixo do coronel, ocorreu às 20:26 horas,quando para a polícia, a vítima já estava morta. Desta segunda vez, CARLA disse que o coronel estava dormindo e por isso não podia chamá-lo. Além disso, um laudo da perícia mostrou que UBIRATAN tinha comida no estômago. Como a digestão demora no máximo seis horas e a última refeição do coronel havia ocorrido às 14:30 horas, ele já estava morto às 20:30 horas.
CARLA nega o crime e alega que não há provas contra ela. Mas será formalmente indiciada hoje por homicídio duplamente qualificado – o crime foi praticado por motivo torpe e ela usou recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A advogada vai ser fotografada e terá suas digitais colhidas, procedimentos obrigatórios para acusados de homicídios dolosos por meio da Lei 10.054, de 2000.
Atuada em flagrante, LILIANA, que desde o crime acompanha a filha a todos os depoimentos, pagou fiança de R$800,00 e foi solta. Isso só ocorreu porque as armas achadas em seu apartamento eram de posse permitida a particulares, apesar de estarem com registro irregular. O ESTADO procurou LILIANA ontem à tarde, mas não obteve resposta.
As armas foram encontradas durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no apartamento onde as duas moram, na Rua ZACARIAS DE GÓES, no CAMPO BELO, zona sul. Os investigadores estavam atrás de novas evidências que comprovassem as provas já reunidas contra CARLA. Os peritos levaram um canhão especial que aplica luz sobre roupas ou superfícies e pode revelar vestígios de sangue e pólvora. Algumas roupas da advogada que pareciam apresentar essas características foram recolhidas para análise. A decisão de fazer a busca foi tomada depois que uma empregada doméstica ouvida pela polícia disse que viu uma calça e uma blusa de CARLA com manchas vermelhas depois do assassinato.
Mas mesmo que os exames nas roupas apreendidas dêem negativo, isso não vai alterar a convicção dos responsáveis pelo inquérito de que CARLA matou UBIRATAN. “Queremos só robustecer a prova, mas o DHPP já está absolutamente seguro. Temos um conjunto probatório muito coeso. Nada de novo que possa vir do IC poderá alterar a convicção absoluta de ser CARLA CEPOLLINA a autora do homicídio, disse COSTA FILHO.
Durante a busca, os policiais acharam três armas no apartamento: dois revólveres calibre 38 e uma pistola 7,65 mm. A carabina, conforme o boletim de ocorrência do caso, estava no “quarto de objetos privativos do apartamento”, na garagem.
Um dos revólveres e a pistola estavam registradas em nome do pai de LILIANA, já falecido, e a carabina estava em seu nome, mas não havia sido recadastrada. Assim, as irregularidades levaram à decisão da polícia de deter a mãe. Contrariada, LILIANA foi levada presa ao DHPP.
A quarta arma – o outro revólver – estava registrada legalmente, mas também foi levada pela polícia para exame, por ser do calibre 38, o mesmo usado para matar UBIRATAN. Os exames são apenas uma precuação do DHPP. “É absolutamente improvável que alguma dessas armas tenha sido usada no crime”, afirmou o delegado.
Ontem à tarde, a polícia ouviu novamente os depoimentos de quatro testemunhas importantes do caso. Era necessário esclarecer pontos dos depoimentos já prestados. Entre essas pessoas estavam funcionários do prédio do coronel.
Após o indiciamento de CARLA, o inquérito será relatado pelo DHPP e enviado ao Ministério Público Estadual. Com base nas provas, o MPE decidirá se oferece ou não denúncia contra ela. Se isso ocorrer, será a vez de a Justiça determinar se abre processo contra CARLA e decidir, depois de colher provas e depoimentos, se ela irá a júri popular.
O advogado ANTÔNIO CARLOS CARVALHO PINTO, que assumiu às 23 horas do domingo, dia 24, a defesa de CARLA, afirmou que não viu até agora nenhuma prova contundente contra sua cliente.       

LUCINDA levanta por volta das 5 horas. Depois de acordar o CABO PM JOÃO GOMES, ela começa a cuidar da casa, fazendo um trabalho muito pesado e cansativo. Levanto com o barulho do bate-estacas que está trabalhando no terreno que fica entre a Rua AUAD ABRAÃO e a avenida  BENVINDO TOLENTINO NETO, com frente para a Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, onde uma construção será erguida para ser a futura sede de uma agência do BANCO ITAÚ. Nesse terreno, na esquina da FARIA LIMA com a Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, há anos atrás funcionava uma borracharia, cujo prédio foi derrubado.  Somente por volta do meio-dia é que vou para o MMDC.
Estamos ultimando os preparativos para a inauguração, amanhã, dos quadros dos Presidentes da Diretoria Executiva. Hoje é dia do encontro e logo contamos com a presença do CORONEL ARY CANAVÓ, GINO STRUFFALDI, ALDO, NACLÉRIO HOMEM, CORONEL MENDES. O nosso presidente GINO ainda assina ofícios de outorga da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Meu colega MENDES entra em contato com MINAS GERAIS (SUBTENENTE JOCIMAR, a respeito de medalhas), TORRES (RIO GRANDE DO SUL, pelo mesmo motivo), CPOR (cuja solenidade comemorativa dos 74 anos da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista fica marcada para dia 6 de outubro), e 5ª EM/PM que está confeccionando os últimos diplomas.
Face todo esse trabalho, o NACLÉRIO HOMEM fica encarregado de colocar os cinco quadros na parede, além de painéis de jornais da época da revolução. Nosso salão de reuniões está pronto para receber, amanhã, os visitantes. O TENENTE ANÍSIO comparece hoje no MMDC. Trouxe-me atualizado a listagem dos oficiais no almanaque. Diz que o CORONEL PM ROMEU TAKAMI MIZUTANI passou para a reserva ontem. Não sabia disso. Essa nova lista vai substituir uma antiga que me foi fornecida pelo TENENTE BARRETO, há anos atrás. Também recebemos a visita do pai do TENENTE CÍCERO. Ele traz um dossiê sobre o término da Revolução de 1932. Deixamos o MMDC depois das 17 horas.

ROMEU TAKAMI MIZUTANI nasceu em 4 de julho de 1952. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1970. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985; Major – 25 de agosto de 1992; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1996; CORONEL – 24 de maio de 2002.

A noitada de duelos entre BRASIL x ARGENTINA terminou em igualdade: uma vitória, um empate e uma derrota para cada país. Mas os argentinos levaram a melhor no saldo de gols: fizeram três e sofreram apenas um. Uma grande frustração, apesar de não ter perdido, ficou por conta do CORINTHIANS. Atuando no MORUMBI, com sua força máxima, ficou num sonolento 0 x 0 com o jovem LANÚS. Agora, terá de vencer ou empatar com gols no jogo de volta, dia 11, na GRANDE BUENOS AIRES.
VANDERLEI LUXEMBURGO perdeu a paciência com o time e não economizou críticas. Críticas, por sinal, corretas. “Faltou vontade, os jogadores precisavam entender que era um jogo internacional, não gostei da apatia do time”, analisou o treinador, acrescentando que o desempenho santista foi um dos piores do ano. “Era uma boa oportunidade para os jovens”. O SAN LORENZO goleou o SANTOS por  3 a 0, com gols de ADRIAN GONZÁLEZ, JIMÉNEZ e LAVEZZI.
O ATLÉTICO PR conseguiu importante vantagem no confronto contra o RIVER PLATE pelas oitavas-de-final da COPA SUL-AMERICANA. Venceu o adversário por 1 a 0, nesta noite, em pleno MONUMENTAL DE NUÑEZ, em BUENOS AIRES. Com isso, jogará com a vantagem de poder empatar na partida de volta, dia 12 de outubro, em CURITIBA.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA partiu para o ataque hoje, em entrevista à TV RECORD, e acusou os tucanos de envolvimento com a máfia dos sanguessugas. O principal alvo de LULA foi BARJAS NEGRI, secretário-executivo do Ministério da Saúde, que assumiu o comando da pasta em 2002, quando JOSÉ SERRA saiu do cargo para disputar a eleição presidencial. “Na essência, a operação dos sanguessugas começou no governo passado e nós pedimos investigação em 2004. A Polícia Federal ficou dois anos investigando e o BARJAS NEGRI que hoje é prefeito de PIRACICABA, era secretário-executivo e assumiu o ministério, está envolvido nisso”, disse LULA. “Quando as pessoas falam o nome dele, não falam BARJAS NEGRI do PSDB. Agora, quando tem alguém do PT falam: é do PT”. Foi desqualificada pelo presidente a ordem de prisão de seis petistas envolvidos na tentativa de compra de um dossiê montado para incriminar os tucanos com o esquema das ambulâncias. “A impressão que tenho é de que há uma jogada política neste pedaço aí”, disse ele alegando que o juiz responsável pela decretação da prisão sabe que no período de cinco dias antes da eleição ninguém pode ser preso, a não ser em flagrante.

Faltando quatro dias para a eleição presidencial, pesquisa do IBOPE, divulgada pela REDE GLOBO, mostra que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA seria reeleito no primeiro turno. A vantagem de LULA para todos os demais candidatos subiu de 3 para 5 pontos percentuais em relação à pesquisa divulgada sábado, dia 23. LULA subiu de 47 para 48%, enquanto o candidato do PSDB, GERALDO ALCKMIN, passou de 33 para 32%. Os demais candidatos somados tiveram 11% das intenções de voto. Em SÃO PAULO, LULA perdeu 3 pontos (de 37 para 34%) e ALCKMIN subiu 2% (de 42 para 44%), movimentos provavelmente causados pelo escândalo do dossiê VEDOIN, mas que não se repetiram em outras regiões. LULA também seria reeleito em primeiro turno, segundo outra pesquisa, divulgada hoje, do DATAFOLHA: ele teria 53% dos votos válidos, ante 35% de ALCKMIN. Em SÃO PAULO, JOSÉ SERRA (PSDB) subiu de 48 pra 51% e venceria a disputa para o governo estadual com 14 pontos percentuais de vantagem sobre a soma dos demais candidatos.

A candidata HELOÍSA HELENA (PSOL) fez visita hoje ao complexo de favelas da MARÉ, no RIO, mas nem por isso os traficantes deixaram a rotina: continuaram vigiando esquinas, armados de fuzis e com mochilas cheias de munição. HELOÍSA HELENA chegou a passar a dois metros de um deles. Depois culpou o presidente LULA pela situação: “Ele foi incapaz de tirar as crianças e os jovens das mãos do narcotráfico”. O guia da carreata, NEREU LOPES, garantiu que não havia perigo, por ter avisado da visita todas as associações de moradores. Mas o roteiro foi reduzido à metade, e o grupo foi avisado para não usar aparelhos de rádio nas favelas.    

Foram indiciados o doleiro HÉLIO LANIADO e outros 33 cambistas brasileiros pela promotoria de NOVA YORK. O grupo é acusado de remeter ilegalmente 19 bilhões de dólares para os ESTADOS UNIDOS.

Médicos franceses retiraram um cisto do braço de um paciente a bordo de um avião que subia a 30 mil pés e fazia mergulhos para simular a ausência de peso. A operação, simples, durou dez minutos. O experimento fez parte de um projeto da Agência Espacial Européia, que aprimora técnicas para cirurgias espaciais. Na FRANÇA.

A brasileira ROSELANE DRIZA, 27 anos, foi presa em LONDRES nesta quarta-feira, acusada de chantagear uma juíza que fora sua patroa. Ela estava ilegal no país e teria ameaçado divulgar um vídeo com imagens eróticas da juíza, caso fosse obrigada a voltar ao BRASIL.

A modelo NAOMI CAMPBELL teve a sua prisão decretada nesta quarta-feira, em LONDRES. Ela não compareceu à audiência do processo a que responde por agressão.

Anunciada a morte do músico americano PAUL VANCE, ocorrida no dia 6 de setembro. Ele ficou famoso por compor a canção ITSY BITSY TEENIE WWNIE YELLOW POLKA DOR BIKINI, popularizada no BRASIL como BIQUINI DE BOLINHA AMARELINHA. A música foi inspirada na mulher de VANCE. Nos anos 1960, ela estava indecisa quanto à compra de um biquíni tão pequenininho que poderia chocar outros banhistas. Nada que se compare aos shows de DANIELLA CICARELLI, claro. Foi vítima de câncer, aos 68 anos, em ORMOND BEACH, na FLÓRIDA.

A brasileira ANA LOPEZ SELMITA de 38 anos, morreu hoje em BOLONHA, no norte da ITÁLIA, depois de pular do 9º andar de um edifício com a filha de dois anos nos braços. A menina, MARTINA, sofreu cirurgia e está internada em estado grave no Hospital MAGGIORE. No momento do suicídio, por volta das 10 horas, não havia ninguém no apartamento onde moravam, na Rua BERTOCCHI, bairro de BOLONHA. Antes do impacto no chão do estacionamento, o corpo de NA bateu na grade do terraço do 1º andar. Segundo os médicos, a criança se salvou porque o corpo da mãe amorteceu a queda. A brasileira vivia com GRAZIANO FORNARI, de 47 anos, dono de uma banca de jornais, e com outro filho, de 11 anos. ANA sofria de depressão. Segundo a imprensa local, fora internada por problemas psiquiátricos em 2002. No dia 14, ela agiu de maneira violenta com o marido, exigindo a presença da polícia. Os médicos aconselharam tratamento psiquiátrico. A Secretaria da Saúde divulgou comunicado, confirmando que ANA foi internada, mas alegou que ignorava a internação anterior. ANA foi tratada com remédios e cuidados psicológicos, estendidos à sua família.

Um homem armado, que alegava ter uma bomba, abriu fogo hoje contra estudantes e professores da escola PLATTE CANYON, na cidade de BAILEY, no estado americano do COLORADO. De acordo com informações de autoridades locais, o atirador fez seis pessoas reféns e cometeu suicídio ao perceber a aproximação de policiais. A polícia declarou ainda que pelo menos uma aluna da escola foi ferida com um tiro e está internada em estado grave. BAILEY está situada no CONDADO DE PARK, o mesmo onde fica a escola COLUMBINE, que em 1999 foi invadida por dois estudantes armados que mataram 13 pessoas antes de se suicidarem. O incidente ocorreu uma semana depois de um atirador ter invadido o DAWSON COLLEGE, na região central da cidade de MONTREAL, no CANADÁ, matar uma pessoa e ferir outras vinte. “Temos informações de que vários tiros foram disparados assim que o homem entrou na escola. Houve pânico e, em seguida, o atirador pegou seis alunos como reféns, mas liberou quatro deles minutos depois”, informou o delegado de BAILEY, JACKI KELLEY. “Depois disso, foram quatro horas de tensão, pois o invasor não dava sinal de que poderia negociar. Ficou no segundo andar da escola com duas estudantes. Ao perceber a invasão de uma equipe de policiais, ele liberou as reféns e se matou”, acrescentou ele. A ordem para que os policiais invadissem a escola foi dada depois da notícia de que uma aluna estava caída no pátio com ferimento de bala. “Diante do quadro, as autoridades policiais decidiram que era preciso tomar uma atitude para garantir a segurança dos reféns”, disse FRED WEGENER, porta-voz do CONDADO DE PARK. Até a noite as autoridades americanas não haviam divulgado o nome do atirador nem da aluna baleada. Informaram somente que o suicida aparentava ter cerca de 30 anos de idade e que não portava uma bomba, como alegava.

Um foco de incêndio iniciado há mais de três semanas na Reserva Florestal de LOS PADRES, na CALIFÓRNIA, está descontrolado e ameaça casas e ranchos na região. Mais de quatro mil bombeiros tentam conter o maior incêndio da história da CALIFÓRNIA. Milhares de habitantes do CONDADO DE VENTURA foram aconselhados a deixar suas casas. Hoje, as chamas se encontravam a menos de 500 metros de algumas propriedades. O incêndio teve início na primeira semana de setembro e se alastrou devido à grande quantidade de pinheiros secos na reserva. Ontem, os focos começaram a ser controlados, mas uma ventania que atingiu a região fez o fogo se intensificar em minutos.   

2 007    :     -     QUINTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO – página A17
O governo está preocupado com o interesse da população em saber qual será o destino de BEBEL (CAMILA PITANGA) e quem matou TAÍS (ALESSANDRA NEGRINI) no último capítulo de “PARAÍSO TROPICAL” que será exibido amanhã. Com milhões de pessoas vendo TV ao mesmo tempo, o NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) vai tomar medidas de precaução para evitar um apagão de energia elétrica.

“PARAISO TROPICAL” já bateu recorde de audiência com 51 pontos e 74% das TVs sintonizadas na novela. A audiência de amanhã pode superar esse número. Só para se ter uma idéia, cada ponto equivale a 55 mil domicílios na GRANDE SÃO PAULO.

CADERNO DOIS do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO
CONSAGRADO NA TV E APLAUDIDO NO CINEMA
Na última semana da novela PARAÍSO TROPICAL e em plena polêmica gerada pelo filme TROPA DE ELITE, WÁGNER MOURA vive momento glorioso.
Ator desde os 15 anos, WÁGNER MOURA, aos 31, vive um momento glorioso de sua carreira. O BRASIL inteiro estará em suspense amanhã, grudado diante da TV para assistir ao final de PARAÍSO TROPICAL. Para muitos, a grande pergunta não é “QUEM MATOU TAÍS?” e, sim “OLAVO vai ficar com BEBEL?” O empresário mau-caráter e a garota de programa caíram no gosto do público e há grande expectativa para que eles fiquem juntos. Será? PARAÍSO TROPICAL tem registrado altos índices de audiência, mas outra faceta do talento de WÁGNER MOURA tem dado o tom da discussão no cinema brasileiro.
Ele faz o Capitão NASCIMENTO de TROPA DE ELITE, o filme polêmico de JOSÉ PADILHA que virou a sensação do ano. O êxito de TROPA DE ELITE tem sido anunciado por vários indicadores. Nas sessões especiais, como a que abriu o Festival do RIO na quinta-feira da semana passada, o Capitão NASCIMENTO foi aplaudido em cena aberta quando mata e tortura traficantes nos morros do RIO. Pirateado, calcula-se que TROPA DE ELITE já tenha sido visto por três milhões de pessoas. Muita gente garante que isso não vai impedir o filme de se transformar no sucesso do ano, quem sabe no sucesso do cinema brasileiro da Retomada, a fase que começou há doze anos. O Capitão NASCIMENTO é um herói? TROPA DE ELITE é fascista?

Ontem, 18 cidades do interior do Estado do RIO ficaram às escuras no fim da tarde, num apagão que chegou a se estender por duas horas em municípios como BOM JESUS DE ITABAPOANA, NATIVIDADE, CANTAGALO, ITAPERUNA, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, MIRACEMA, ITAOCARA, CORDEIRO, BOM JARDIM e VARRE-SAI. Nestes municípios a energia elétrica faltou às 17 horas e só foi restabelecida às 18:50 horas. O Estado do ESPÍRITO SANTO também foi afetado. 

Por volta das 13 horas, estou na Sociedade com o CORONEL MENDES. Ele ainda está encerrando o registro dos diplomas das medalhas que serão entregues no sábado e no domingo, respectivamente no LARGO DO AROUCHE e na festa dos 385 anos de SÃO MIGUEL PAULISTA. O presidente GINO STRUFFALDI está assinando os diplomas.
HERMANO e RICARDO, dois rapazes que estiveram ontem na Sociedade, indicados pelo CORONEL PM Res NOGUEIRA, querem se associar ao MMDC. Um deles pede uma Carta de Apresentação para o Secretário da Justiça a fim de exercer a função de Juiz de Paz Suplente, na região de ITAQUERA. Elaboro essa carta e eles permanecem algum tempo conosco.
No MMDS, onde compareço às carreiras, COLOMBO e CRISTIANO estão discutindo pontos de vista sobre o filme TROPA DE ELITE, que ontem conseguimos assistir, numa cópia arrumada pelo RONALDO. Realmente há muita polêmica em torno do mesmo. PASSOS acha que houve muita violência ao registrar os treinamentos da tropa do BOPE do RIO DE JANEIRO. No entanto o filme procurou ser o mais autêntico possível.
Numa tarde sossegada, permaneço no MMDC até às 16:30 horas. A funcionária MARINEI solicitou dispensa de amanhã a fim de prestar assistência a uma sobrinha de dois anos e meio, que é portadora de uma doença rara. Deverá levá-la a um lugar especializado.
Em casa, interessado na novela PARAÍSO TROPICAL, assisto o penúltimo capítulo, que termina com ANTENOR desmascarando OLAVO, autor de inúmeros atos irregulares na firma onde trabalha.  

Brilhante, habilidosa, genial, craque, entre outros adjetivos. Qualquer elogio para a meia MARTA será pouco diante do show protagonizado por ela contra os ESTADOS UNIDOS, hoje pela manhã, pela COPA DO MUNDO da CHINA. Fez dois gols – o último, uma obra-prima – e desfilou categoria em campo. Com a atuação de gala de sua estrela, a seleção brasileira aplicou uma goleada histórica sobre as americanas, por  4 a 0, e disputará no domingo, às 9 horas (de BRASÍLIA), o inédito título contra a ALEMANHA, atual campeã mundial.
Artilheira da competição com sete gols e cotada para ser eleita pela FIFA, pela segunda vez seguida, a melhor do mundo, MARTA desabafou. Disse que as rivais pagaram um preço alto pela arrogância. Na véspera do clássico das AMÉRICAS, o técnico dos EUA, GREG RYAN, chegou a dizer que o BRASIL faria muitas faltas para neutralizar sua equipe. “Elas disseram que eram favoritas, como sempre fazem. Acho que dessa vez foram muito infelizes”. Esta foi a terceira vitória brasileira sobre as americanas em 24 confrontos na história. “Ouvimos comentários de que elas queriam deixar a gente para baixo, mas atuamos de cabeça erguida”.
MARTA fez um gol memorável. Deu um drible desconcertante em ELLERTSON, passou por outra zagueira e fechou com chave de ouro a goleada. CRISTIANE e OSBORNE (contra) completaram o placar.

“Tive visões, aí deu bobeira e matei”. Foi desta maneira que o presidiário ADEMIR OLIVEIRA DO ROSÁRIO, de 36 anos, explicou aos policiais do DHPP, hoje de madrugada, o motivo que o levou a assassinar os irmãos FRANCISCO OLIVEIRA FERREIRA NETO, de 14 anos, e JOSENILDO JOSÉ OLIVEIRA, de 13, no último sábado, na mata da SERRA DA CANTAREIRA, na zona norte. A polícia também o acusa de abusar sexualmente de outros onze adolescentes no mesmo local, desde março. ROSÁRIO fez a confissão alternando momentos de choro e frieza.

Interrogado hoje no inquérito que investiga exploração de prostituição, quadrilha e tráfico interno de pessoas na boate BAHAMAS, o proprietário do estabelecimento, OSCAR MARONI FILHO, repetiu que na casa noturna não são realizados programas. “Ele disse a história de sempre, que lá funcionam balneário, restaurante, hotel, que lá não tem prostituição”, resumiu o promotor do caso, JOSÉ CARLOS BLAT.
Para ele, o depoimento de MARONI e dos quatro funcionários ouvidos pouco acrescentou à investigação e em nada muda a situação do empresário. “Eles apenas reforçam a situação já colocada”, disse BLAT. Segundo ele, várias contradições foram apontadas nos interrogatórios. Na semana que vem, serão ouvidas as testemunhas de acusação no processo, que são garotas de programa, clientes e pessoas ligadas à administração municipal.

O plenário da mais alta corte do país foi palco de um bate-boca entre dois de seus integrantes, hoje. Os ministros do Supremo Tribunal Federal, JOAQUIM BARBOSA e GILMAR MENDES discutiram em plena sessão, transmitida ao vivo pelo canal estatal “TV JUSTIÇA”.
O bate-boca começou quando GILMAR MENDES propôs votar novamente, com a presença de todos os 11 ministros do STF, uma questão decidida ontem, quando um deles não estava, por licença médica.
Relator da ação, o ministro JOAQUIM BARBOSA disse que deveria ter sido consultado. E que, para ele, a discussão já estava encerrada. Desse momento em diante, os ânimos ficaram cada vez mais acirrados. E os dois ministros passaram a trocar ofensas.
“Ministro GILMAR, me perdoe a palavra, mas isso é jeitinho. Nós temos que acabar com isso”, disse BARBOSA. “Eu não vou responder a Vossa Excelência. Vossa Excelência não pode pensar que pode dar lição de moral aqui”, retrucou MENDES.
“Eu não quero dar lição de moral”, afirmou BARBOSA. “Vossa Excelência não tem condições”, respondeu MENDES, para ser replicado por BARBOSA: “E Vossa Excelência tem?”
O bate-boca só foi encerrado com a intervenção do ministro RICARDO LEWANDOWSKI que pediu para analisar a questão. No julgamento, o STF declarou a inconstitucionalidade de parte da lei que privilegia servidores com cargo de confiança em MINAS. A corte definiu que os beneficiados com a lei devem perder o cargo. GILMAR MENDES queria rediscutir os efeitos da decisão.

Um encontro entre representantes do FÓRUM SÃO PAULO da IGUALDADE RACIAL e o presidente da Câmara, ARLINDO CHINAGLIA, hoje em BRASÍLIA, terminou em bate-boca. Os integrantes do fórum tinham ido até CHINAGLIA para entregar um documento com 100 mil assinaturas, pedindo urgência na votação dos projetos do Estatuto da Igualdade Racial e das cotas para negros nas universidades públicas do País. O primeiro tramita há 12 anos no Congresso; o segundo foi apresentado em 1998.
Logo no início do encontro, na sala de reuniões da presidência, os militantes do fórum começaram a gritar palavras de ordem, como “cotas já” – o que causou irritação em CHINAGLIA. Ele disse que estavam começando mal, pois na Câmara, “que é uma casa de negociações”, aquele tipo de manifestação não era permitido.
Criou-se um mal-estar e houve um princípio de bate-boca. Para DOGIVAL VIEIRA, da coordenação do fórum, CHINAGLIA foi “grosseiro, desrespeitoso e truculento”.
Segundo a assessoria do presidente da Casa, os militantes já tinham causado problemas, por chegarem com mais de uma hora de atraso ao encontro, e desrespeitaram normas internas, que proíbem manifestações como aquela.
O documento foi entregue ainda à presidente do Supremo Tribunal Federal, ELLEN GRACIE; a RENAN CALHEIROS, presidente do Senado; e à ministra MATILDE RIBEIRO, da Promoção da Igualdade.

A Justiça manteve o bloqueio das contas em que estão depositados mais de 27 milhões de reais pagos como prêmio a um bilhete premiado da Mega-Sena, em JOAÇABA (SANTA CATARINA). O juiz EDEMAR GRUBER, que determinou o bloqueio das contas, explicou que o acusado de ter sumido com o bilhete entrou com recurso para liberação das contas, mas o Tribunal de Justiça optou por manter a decisão da Comarca de JOAÇABA.
O prêmio é motivo de disputa entre um marceneiro e seu patrão. O marceneiro FLÁVIO JÚNIOR BIASSI diz ter dado R$1,50 e as seis dezenas premiadas para o chefe fazer a aposta por ele. Informalmente, teriam combinado de repartir o dinheiro caso os números fossem sorteados. O bilhete foi premiado e o patrão sumiu da cidade.

Os gêmeos ANTÔNIO BENTO e VÍTOR GABRIEL, os primeiros da AMÉRICA LATINA que se desenvolveram no útero de uma avó, nasceram hoje, numa maternidade do RECIFE. Eles são netos da agente de saúde ROSINETE PALMEIRA, de 51 anos. A mãe dos meninos, a comerciante CLÁUDIA MICHELE, de 27, decidiu “alugar” o útero da mãe, depois de diversas tentativas fracassadas para engravidar e de ter apelado para a fecundação em laboratório.
Ser mãe era o maior sonho de CLÁUDIA e do marido, o empresário ANTÔNIO DE BRITO. Eles passaram quatro anos percorrendo consultórios em busca de solução para o problema do casal.  

Divulgado que o ator e diretor DANIEL FILHO, de 70 anos, tem um filho de 57 anos. Ele nasceu de uma relação que DANIEL FILHO teve com uma empregada que trabalhou na casa de seus pais por apenas vinte dias. Na ocasião, ele contava 12 anos e a moça, 16. Depois que deixou o emprego, ela se casou e seu marido reconheceu a criança. Já adulto, o filho de DANIEL FILHO ouviu da mãe a verdadeira história de sua concepção. Quando ela morreu, o cinqüentão resolveu processar o pai, para obrigá-lo a reconhecer a paternidade. O exame de DNA corroborou a história. DANIEL FILHO decidiu não recorrer da sentença judicial que lhe aumentou a prole. A amigos, disse estar muito triste com a descoberta, que não se lembrava desse caso amoroso e que pensava até que havia perdido a virgindade com outra mulher.

Soldados de MIANMÁ voltaram hoje a atirar contra a multidão em RANGUM, maior cidade do país, e mataram pelo menos nove pessoas, entre elas o cinegrafista japonês KENJI NAGAI, que trabalhava para a APF NEWS, agência de notícias do JAPÃO. De acordo com o governo, a repressão deixou 11 manifestantes e 31 policiais feridos. Para dissidentes birmaneses no exílio, o número de mortos seria maior. Na véspera, pelo menos três pessoas já haviam sido mortas pelo Exército, que reprimiu a tiros uma passeata em RANGUM. 

2 008     :    -  SÁBADO
A Distrital TATUAPÉ da Associação Comercial de São Paulo tem a honra de convidar Vossa Senhoria e família para a Cerimônia de Inauguração do MARCO DA PAZ, idealizado por GAETANO BRANCATI LUIGI.
O evento realizar-se-á no dia 27 de Setembro de 2008, às 11:00 horas, na Praça Sílvio Romero – Tatuapé.
JOSÉ GARRIS DEL VALE
Diretor Superintendente

Não tenho condições de ir nessa cerimônia da inauguração do MARCO DA PAZ na Distrital do TATUAPÉ. Para fazer uma viagem de ônibus e de metrô até o local iria gastar muito tempo. Nem o GINO e nem o MENDES lá comparecerão. Também ainda tenho problemas com a perna direita, onde uma ferida está custando a cicatrizar, proveniente do tombo do dia 19 de setembro.
Dedico o sábado aos meus papéis. Somente às 11 horas é que dou uma parada para assistir ao treino oficial do GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA 1 de CINGAPURA, na formação do grid de largada para a corrida de amanhã.
Se largar na pole position no circuito MARINA BAY é mesmo meio caminho andado para vencer o GP de CINGAPURA, pelas dificuldades de ultrapassagem, FELIPE MASSA, da FERRARI, pode começar a pensar seriamente em assumir a liderança do campeonato. Conquista, nesta manhã, brilhantemente, a 5ª pole na temporada, 14ª na carreira.
A corrida de amanhã é a primeira à noite na história da Fórmula 1, será longa, difícil e espera-se que o safety car entre na pista. LEWIS HAMILTON, da McLAREN, larga em segundo, e está só um ponto à frente de MASSA na classificação do Mundial, 78 a 77, o que dá a chance ao piloto da FERRARI ser primeiro no campeonato.
Talvez seja a pole mais importante de MASSA. Mas seu desafio amanhã, ao longo das 61 voltas da corrida é enorme. KIMI RAIKKONEN sai em terceiro, seguido de ROBERT KUBICA (4º), HEIKKI KOVALAINEN (5º), NICK HEIDFELD (6º). NELSINHO PIQUET aparece somente em 16º lugar e RUBENS BARRICHELLO ocupa o 18º lugar.

O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”, de 27 de setembro de 2008, publica na “NOTAS & INFORMAÇÕES”: O QUE VEM ANTES DO PRÉ-SAL.
As águas rasas da BACIA DE SANTOS podem ter mais gás que a BOLÍVIA, mas o governo e a Petrobrás parecem ter esquecido essa riqueza, mais acessível e mais fácil de explorar que o petróleo do pré-sal. “É uma coisa que preocupa: vamos gastar fortunas, num esforço fantástico no pré-sal, quando temos em águas rasas e semi-rasas importantes reservas de gás”, disse o presidente da Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo, MÁRCIO MELLO, em debate promovido pelo ESTADO, na quinta-feira (dia 25), sobre o “O FUTURO DO PRÉ-SAL”. A recente descoberta abre uma oportunidade extraordinária, observou o geólogo, “mas não podemos esquecer o pós-sal”.
É um erro grave, segundo ele, reduzir a atividade exploratória numa área com potencial para mais do que dobrar a reserva conhecida de petróleo e gás, hoje estimada em 14 bilhões de barris. Com sua participação, MÁRCIO MELLO ampliou o debate sobre a política brasileira de hidrocarbonetos. Essa discussão está concentrada no modelo de exploração de um petróleo mais inacessível, a mais de 6 mil metros de profundidade e a mais de 200 quilômetros da costa, e na partilha do dinheiro que será gerado por essa atividade.
A intervenção do presidente da ABGP chamou a atenção para uma questão da maior importância, mas atualmente negligenciada: quais devem ser as prioridades na exploração das reservas de petróleo e gás? Economicamente, começar pela exploração dos recursos mais acessíveis parece o mais sensato, e por mais de uma razão. O retorno do capital investido será mais rápido, em termos empresariais, e isso tornará mais fácil custear a exploração do pré-sal. Além do mais, o abastecimento de gás ficará mais seguro, com menor dependência do produto boliviano. O governo e a Petrobrás podem ter argumentos para justificar a escolha do pré-sal como prioridade, mas não há como desconhecer, simplesmente, as ponderações do geólogo MÁRCIO MELLO.
O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o senador ALOÍZIO MERCADANTE concentraram-se no debate sobre as mudanças legislativas defendidas pelo governo, sobre a destinação da renda do pré-sal e na própria conveniência de se avançar, agora, na discussão dessas questões.
“A única coisa que não interessa ao Brasil é o silêncio sobre esse tema”, disse o senador, defendendo a posição do governo. O presidente FERNANDO HENRIQUE preferiu uma posição mais cautelosa e mais pé no chão. Não tem muito sentido, segundo ele, gastar tanto tempo e esforço discutindo o uso de uma renda hipotética e, na melhor hipótese, acessível somente depois de muito investimento e de muitos anos de espera. Além disso, segundo ele, o governo deveria ser mais prudente ao planejar o modelo de exploração do pré-sal, com uma nova atribuição de papéis e de direitos ao governo e às empresas participantes do empreendimento. O sistema de partilha, segundo MERCADANTE, é o mais adequado aos novos projetos. Mas o melhor modelo, segundo FERNANDO HENRIQUE, “não é aquele que sai da cabeça de um intelectual” e sim o que flui das conversas. Em outras palavras, é preciso conversar, negociar e compor interesses, em vez de tentar impor uma solução.
Quanto a este ponto, o debate reproduziu e aprofundou os principais argumentos que têm circulado no País desde que o governo decidiu converter o pré-sal no foco das decisões estratégicas da política do petróleo e do gás. O economista e empresário FRANCISCO GROS, ex-presidente do BANCO CENTRAL e da PETROBRÁS e hoje principal executivo da OGX, voltou a chamar a atenção para o problema do financiamento: sairá muito caro completar a prospecção da área do pré-sal e converter o petróleo e o gás nela contidos em riqueza efetiva. Equacionar esse problema deveria ser a prioridade do governo, em termos práticos. “Não podemos cair na ilusão do ELDORADO”, disse FRANCISCO GROS. “O Brasil tem petróleo, mas ainda é preciso atrair investimentos para desenvolver essas áreas”.
Debaixo da água, do solo marítimo e do sal, petróleo e gás são recursos naturais, não riquezas de fato. O debate promovido pelo ESTADO serviu também para chamar a atenção, de novo, para essa verdade tão simples e evidente quanto negligenciada pelos políticos e até, aparentemente, por alguns técnicos. Decidir o que fazer com essa riqueza é certamente importante, mas não é, na ordem prática, o problema número um. 

Por anos, o SÃO CAETANO foi a grande pedra no sapato do CORINTHIANS. Hoje, a história se repetiu no Estádio BRINCO DE OURO, a ponto de o empate por 2 a 2 ter sido comemorado pelos líderes da Segundona. Também pudera: o AZULÃO chegou a estar na frente no placar duas vezes e ainda terminou a partida com dois jogadores a mais. TUTA anotou os dois gols do AZULÃO, enquanto DENTINHO e HERRERA garantiram a igualdade, que ampliou para 11 o número de jogos de invencibilidade. Desta maneira, a equipe de MANO MENEZES termina a 28ª rodada com 62 pontos, 11 a mais do que o vice-líder VILA NOVA.

Em uma virada histórica, o FLAMENGO garantiu a vitória sobre o SPORT, hoje, por 2 a 1, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado obtido no MARACANÃ, o FLAMENGO chegou aos 46 pontos e se manteve na quarta posição da competição. Nos outros jogos realizados hoje à noite, o GOIÁS bateu o VITÓRIA por 3 a 0 e subiu para a sexta colocação, com 42 pontos. Já o VITÓRIA caiu para o oitavo lugar, com 40 pontos. O ATLÉTICO MINEIRO só empatou com o FIGUEIRENSE, em casa, e se manteve na 12ª colocação, com 34 pontos, enquanto o FIGUEIRENSE permanece em 15º, com 29 pontos e próximo da zona de rebaixamento.

O pintor de carros ADMILSON ALVES DE OLIVEIRA, de 26 anos, foi preso hoje de madrugada após arrastar com seu carro, por 900 metros, a auxiliar de escritório FLAVIANA BARBOSA, de 27 anos. A jovem estava na garupa da moto do namorado, o também auxiliar de escritório THIAGO HENRIQUE OLIVEIRA ROBIM, de 23 anos, quando o pintor atingiu a traseira da motocicleta com seu veículo, um SANTANA. FLAVIANA está internada em estado gravíssimo. Ela perdeu um dos seios, teve o rosto desfigurado e está com queimaduras de terceiro grau. O namorado sofreu ferimentos leves. OLIVEIRA fugiu, abandonou o carro e pegou um mototáxi. Horas depois, foi preso perto do Terminal Rodoviário de ARARAQUARA. Policiais suspeitaram que ele fosse um ladrão, ao notarem que carregava a frente de um toca CD de carro. Questionado, OLIVEIRA acabou confessando o atropelamento aos policiais. O motorista, achando que algum objeto tivesse enganchado nas rodas, fez ziguezague com o carro enquanto arrastava a auxiliar de escritório. Levado para a delegacia, OLIVEIRA foi encaminhado para o IML, onde passou por exame de dosagem alcoólica. Está preso na cadeia pública da cidade, por não ter dinheiro para pagar a fiança. Ele afirma que não percebeu que arrastava a vítima.
O balconista WASHINGTON KAMAL OLIVEIRA, de 23 anos, foi morto a tiros em SANTO ANDRÉ, no ABC, no final da tarde de ontem. Familiares afirmam que ele foi assassinado quando cobrava uma dívida de aluguel em um imóvel de seu pai. A polícia também apura a informação de que WASHINGTON teria sido chamado ao local do crime pelo inquilino, LINCOLN SILVA RODRIGUES DOS SANTOS, de 21 anos. LINCOLN é o principal suspeito e não foi mais visto desde então.

Dezenove funcionários da Metalúrgica DELUMA, em GUARULHOS, ficaram sob a mira de revólveres por mais de uma hora no início da madrugada. Quatro encapuzados invadiram a empresa a 0:15 hora usando um UNO para escalar o muro. Um segurança, que trabalha desarmado, foi dominado. Quando os policiais chegaram, ainda encontraram dois assaltantes. Os outros dois fugiram com cerca de cem lingotes de alumínio.

O Setor de Homicídios da Delegacia Seccional de OSASCO, na Grande São Paulo, vai investigar o assassinato do advogado MÁRCIO ROBERTO CAMPOS, de 36 anos, morto na noite de quinta-feira, com nove tiros na cabeça. No ano passado, CAMPOS ajudou a polícia a desvendar a atuação do grupo de extermínio “EU SOU A MORTE”, formado por PMs. Ele advogava para uma das vítimas dos matadores.

Líderes do Congresso americano e representantes do governo BUSH disseram hoje que estavam perto de fechar acordo sobre o plano de 700 bilhões de dólares para socorrer o sistema financeiro. Os políticos passaram o sábado reunidos para acertar o pacote. Segundo os líderes do Congresso, o acordo deve ser fechado no máximo até o início da noite de amanhã, antes da abertura do mercado financeiro na ÁSIA.

A explosão de um carro-bomba matou 17 pessoas e deixou dezenas de feridos nesta manhã em DAMASCO. O ataque terrorista é o primeiro a alvejar civis na SÍRIA em mais de uma década. No entanto, é o terceiro atentado deste ano no país. Os outros tiveram como alvo o comandante militar do HEZBOLLAH e um general sírio ligado ao grupo xiita libanês.
A ação ocorreu perto de um complexo militar sírio e de SIT ZEINAB, um local sagrado para muçulmanos xiitas em DAMASCO que costuma receber milhares de peregrinos iranianos e iraquianos anualmente. O carro carregava 200 quilos de explosivos e não estava claro se havia um suicida dentro do veículo.

27 DE SETEMBRO DE 2009        :        -      DOMINGO
Tornou-se praxe a Sociedade Veteranos de 32-MMDC participar das solenidades do aniversário de SÃO MIGUEL PAULISTA, agora na Av. PIRES DO RIO. O GINO deverá abrir o desfile de aniversário do bairro pela terceira vez. O MENDES e eu o acompanhamos num jeep. Vamos muito cedo para o local e podemos cumprimentar muita gente empenhada nesse evento. O coordenador é o CAPITÃO PM ALEXANDRE, Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo. O 1º TENENTE PM NATANAEL é o Presidente da Diretoria Executiva.  Eis a programação da festa.
Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Núcleo São Miguel Pta
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Vigésimo Nono Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
Cerimônia alusiva à comemoração do 77º aniversário do Fim das Hostilidades na Revolução Constitucionalista de 1932  e  outorga da Medalha Governador Pedro de Toledo, da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Senhoras e Senhores, bom dia!
O Núcleo de São Miguel Paulista da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, criado em 14 de julho de 2007, com imensa felicidade organiza este evento para relembrarmos o episódio mais importante para a história do Estado de São Paulo, e um dos mais significativos para a nossa Nação, onde um povo lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito, exigindo do seu governante  a elaboração da Constituição Federal. Este marco histórico que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932, teve os seus mátires. Quatro estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cuja as iniciais formam a sigla MMDC e complementam a denominação da Sociedade Veteranos de 32. Do sacrifício desses jovens, no dia 9 de julho de 1932, um povo pegou em armas para resgatar o Estado Democrático de Direiro, confiscado por um Governo Ditatorial  da época, num evento bélico que prosseguiu até 02 de outubro do mesmo ano, com o fim das hostilidades. Assim, para imortalizar essa data que marca o Fim das Hostilidades, simbolizando a paz que deve reinar soberana sobre todos os povos, por iniciativa da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, foi instituida pelo Decreto Estadual Nº  814, de 26 de dezembro de 1972 a Medalha Governador Pedro de Toledo, trazendo na face a figura desse ilustre Governador de todos os paulistas em 1932 e no reverso o Mausoléu do Soldado Constitucionalista MMDC com o dizer “Viveram Pouco Para Morrer Bem – Morreram Jovens Para Viver Sempre”. Pedro Manuel de Toledo, nascido em São Paulo em 29 de junho de 1860 e falecido no Rio de Janeiro em 29 de julho de 1935, foi um advogado, diplomata e político brasileiro. Foi o quarto interventor federal a ocupar o governo do estado de São Paulo. Formado na Faculdade de Direito do Recife, no ano de 1884. Em São Paulo, foi procurador fiscal da Tesouraria Provincial de São Paulo em 1885 e, depois, delegado e chefe de polícia interino de São Paulo (1889). Comandante interino da Guarda Nacional, no ano de 1893. No poder legislativo, foi deputado estadual entre 1895 e 1910 e também fundador e membro da Academia Paulista de Letras, titular da cadeira nº 39. Na área federal, durante o governo de Hermes da Fonseca ocupou os ministérios da Agricultura (1910/1913) e da Viação e Obras Públicas (1912). Foi embaixador do Brasil, na Itália (1914/1917) e na Argentina (1919/1926). Voltou para o Brasil e, em 1932, sendo nomeado interventor federal em São Paulo, cargo que ocupou de 7 de março a 10 de julho de 1932. Após o episódio de 23 de maio de 1932, quando foram mortos os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais deram origem ao movimento MMDC, foi aclamado Governador Civil da Revolução de 1932. Participou então do Movimento Constitucionalista de 1932, na condição de Comandante Civil da Revolução.  Três meses de luta, com o fim da guerra,  Pedro de Toledo foi deposto, preso e exilado, só retornando ao Brasil em 1934. Portanto, a Medalha Governador Pedro de Toledo foi criada com fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado dignas de especial distinção. É uma Medalha definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade pelos quais se bateram os Veteranos de 32.
Entrada do Pavilhão Nacional
Neste momento, solicitamos aos presentes cuja condição física o permita para que fiquem de pé em sinal de respeito para a entrada do Pavilhão Nacional conduzido pelo 1º Tenente PM Natanael Soares dos Santos,  que ocupará posição de destaque.
Convocação dos 30 agraciados
Convoco as seguintes personalidades para que ocupem local de destaque:
Convocação das seguintes personalidades que realizarão o agraciamento:
Capitão Reformado do Exército Brasileiro e Combatente de 32, Senhor Gino Struffaldi, de 95 anos, Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Coronel da Reserva PM Carlos Antônio Mendes, Vice – Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Coronel da Resrva PM Mário Fonseca Ventura, 1º Secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Capitão PM Alexandre Bueno Pinheiro, Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Recebimento das comendas
Continência ao pavilhão nacional pelos agraciados.
Convite aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem
Retirada do Pavilhão Nacional
Divulgação do projeto de redação
O Núcleo São Miguel Pta da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, a Diretoria de Ensino Leste II, a Diretoria Municipal de Ensino Leste, o 29º BPM/M e demais parceiros estão organizando um concurso de redação com o tema “Revolução Constitucionalista de 32”, em que é esperado a participação de aproximadamente 200.000 alunos da rede pública. Assim, gostariamos de agradecer pelo patrocínio a MBrasil, a Maçonaria, ao Rotary Club, ao Lions Club, ao Conseg de São Miguel Pta, Extra Eletro São Miguel e Lojas Pernambucanas de São Miguel Pta.
“SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”

Sociedade Veteranos de 32 – MMDC - Núcleo São Miguel Pta       
Relação das personalidades  que serão agraciadas com a Medalha Governador Pedro de Toledo em  27  de setembro de 2009.
1º Tenente - Coronel PM Emanuel de Aquino Lopes do CPA/M-4
2º  Sr. Eurico dos Santos, Diretor da Casa de Cultura Antônio Marcos e membro da Soc. Vet 32 - MMDC
3. Major Aviador Sandro Rogério Delmonico do IV Comar
4. Sra. Tizuko Hassegawa Mikan, membro da Assoc Cultural Desportiva  Nikkei e da Soc Vet 32 - MMDC
5. Major PM Wagner Dimas Alves Pereira do 29 BPM/M
6. Sr. Carlos Alberto Prata Ferreira, Administrador e Contador e membro da Soc. Vet 32 - MMDC
7. Major Reformado PM José Restiffe
 8. Sr. Jairo Galdino Alves, membro da Soc. Vet 32 - MMDC
 9. Capitão-Tenente Rafael Burlamaque do 8º Distrito Naval
10. Sr. Marcelo Boer,  Pres. da Soc. dos Amigos do Centro Preparat. de Oficiais da Reser do Exér -SP
11. Capitão Médico Reformado do Exército Brasileiro Cicero Cardoso de Souza
12. Sr. Odair Cipoli, Advogado, Contador e Corretor de Imóveis em São Miguel Pta
13. 1º Tenente PM Luciano Carvalho de Faria do 29º BPM/M e membro da Soc. Vet 32 - MMDC
14. Sr. Manoel Aquino do Nascimento, Dir de Meio Amb da Assoc Bras das Forças Intern de Paz ONU
15. 2º Tenente do Exército Brasileiro Carlson Cirineu Barbosa Agostinho do CPOR/SP
16. Sr. José Pinto Ferreira, Advogado em São Miguel Pta
17. 2º Tenente PM Paulo Roberto Dário do 2º BPM/M – 2 de Ouro e membro da Soc. Vet 32 - MMDC
18. Sr. Sérgio Aparecido Tamura, Advogado em São Miguel Pta
19. Subtenente PM Júlio Fiorito Paschoa do 29º BPM/M
20. Sr. Paulo Kenji Kono, Diretor Esportivo da Assoc Cultural e Desportiva Nikkei de S Miguel Pta
21. Soldado PM Johnny Mascaranhas de Queirós do 4º BPChq – GATE
22. Sr. Clovis Costa Leão, profissional aposentado e cidadão de São Miguel Paulista
23. Soldado PM Thiago Orlando Rodrigues do 29º BPM/M
24. Sr. José Luiz Pires, empresário em São Miguel Pta
25. Sr. Valdir Santos Elias, Auxiliar de Enfermagem do Hospital Municipal Tide Setúbal
26. Sr. Alexandre Pussente, Pastor da Primeira Igreja Batista do Jardim Maia
27. Sr. Isaias Batista Limonge, empresário em São Miguel Pta
28. Sr. Francisco de Assis Magos, empresário em São Miguel Pta
29. Sr. Rogério Dias da Silva, Coord Geral da Patrulha Mirim Juventude Cívica do Est. de São Paulo
30. Sr. Aroldo Marcos Casali, empresário circense

Gino Struffaldi – Cap Ref EB Combatente de 32
Presidente da Sociedade Veteranos de 32
Natanael Soares dos Santos – 1º Tenente PM
Presidente do Núcleo São Miguel Pta
Local: Av. Pires do Rio, s/n - Horário: 8h
Quando estamos encerrando a entrega da Medalha “Governador PEDRO DE TOLEDO” somos surpreendidos com uma chamada à frente dos agraciados para recebermos o colar “ORDEM DO MÉRITO RURAL”, uma homenagem que não constava do programa e que é proporcionada pelo responsável de um jornal de bairro, o TONINHO. É um momento especial para o GINO, MENDES e eu.
Deslocamos então para o jeep que dá início ao desfile. GINO abre a Parada, com o MENDES e eu escoltando-o. Também é um momento significativo para os presentes e principalmente para nós, dignificando o Movimento Constitucionalista de 1932.
Tudo estaria muito bom na solenidade de hoje se não fosse um grupo dissidente do núcleo da Sociedade em SÃO MIGUEL PAULISTA. A mantenedora do COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR, dona EDNÉIA, pessoa de muito conhecimento no bairro, diz que esse é o seu último dia no núcleo. Com ela estão outros associados, como o EURICO, que também vem falar comigo. Proponho então a dona EDNÉIA que ela forme um outro núcleo, sob outro enfoque “NÚCLEO DA JUVENTUDE ALDO QUIORATO”, homenageando os jovens que morreram na Revolução, bem como todos aqueles adolescentes que participaram do Movimento. É algo para se estudar. Essa situação fará com que todos continuem filiados à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O GINO e o MENDES tomam conhecimento desse problema.
Apesar de todos esses inconvenientes as comemorações do 387º Aniversário de SÃO MIGUEL PAULISTA agradou.
O MENDES ainda irá levar o GINO até sua residência. Fico na ARMÊNIA, retornando para casa.
O jornal FOLHA METROPOLITANA de hoje publica uma reportagem sobre o VIADUTO CIDADE DE GUARULHOS. Orçado em 31,8 milhões de reais, com aditamentos de contrato que já elevaram o valor da obra para 42,9 milhões de reais, a construção segue em ritmo lento. Quem observa a construção do viaduto pensa em se tratar apenas de mais uma obra emperrada. A Prefeitura nega até mesmo a desaceleração do ritmo da construção. “Ao contrário está a todo vapor”, declarou o prefeito SEBASTIÃO ALMEIDA, contradizendo a cena do local.
Segundo o prefeito, estão sendo executadas as obras de drenagem na VIA DUTRA, no sentido SÃO PAULO/RIO. O prefeito e o secretário de Obras, JOÃO MARQUES LUIZ NETO, divergem em um ponto importante: a data de conclusão da obra. Segundo NETO, o viaduto será entregue à população em dezembro deste ano, conforme prevê o contrato celebrado com a Construtora CAMARGO CORRÊA. O prefeito disse que só no ano que vem. Com muita insistência, ALMEIDA fixou o prazo para o fim do primeiro semestre, mesmo momento do início das campanhas eleitorais de 2010.

SÃO PAULO e CORINTHIANS fizeram um clássico movimentado e repleto de lances polêmicos, hoje, no MORUMBI. No entanto, o empate de 1 a 1 foi ruim para os dois. A prova disso é que apenas uma torcida festejou, e muito, o resultado. Os palmeirenses gostaram do resultado porque se afastam mais dos rivais na tabela de classificação. PALMEIRAS tem 50 pontos, o SÃO PAULO fica com 45 (o GOIÁS assumiu a vice-liderança). Já o alvinegro está muito longe, apenas com 38 pontos, em nono lugar.
Jogando no SERRA DOURADA o GOIÁS começou perdendo para o GRÊMIO. Os gaúchos precisavam da vitória para tentar uma vaga no G-4. Mas o GOIÁS, embalado pela goleada por 4 a 1 sobre o CORINTHIANS na última rodada, virou o jogo e garantiu os três pontos. Venceu por 2 a 1 e alcança a vice-liderança. O GOIÁS também foi beneficiado pelo INTERNACIONAL,que tropeçou em casa, ficando num empate de 0 a 0 contra o FLAMENGO.
Já o FLUMINENSE interrompeu o jejum de 11 jogos: venceu o AVAÍ por 3 a 2, no MARACANÃ. Mas a equipe ainda é a lanterna. E para completar a agonia carioca o BOTAFOGO perdeu em casa para o VITÓRIA, por 3 a 1, e segue na degola. Já o SPORT, o penúltimo, respirou: bateu o SANTO ANDRÉ, na ILHA DO RETIRO, por 2 a 1. No COUTO PEREIRA, o CORITIBA derrotou o NÁUTICO por 2 a 0.

A seleção brasileira deu um show em sua estréia no MUNDIAL SUB-20, no EGITO. A equipe não tomou conhecimento da COSTA RICA e goleou com facilidade por 5 a 0, em jogo válido pelo Grupo E. Na outra partida da chave, a REPÚBLICA TCHECA – próxima adversária do BRASIL – bateu a AUSTRÁLIA por 2 a 1.

Após superar JENSON BUTTON em três provas seguidas e esquentar a briga pelo título da temporada, RUBENS BARRICHELLO foi hoje o sexto colocado no GP de CINGAPURA, a única prova noturna da F 1. Ele chegou uma posição atrás de seu companheiro da BRAWN GP e líder do Mundial, que somou quatro pontos, contra três do brasileiro. Agora, faltando três corridas (GP do JAPÃO, do BRASIL e dos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS) para o fim do campeonato, o inglês tem 15 pontos de vantagem para o vice-líder RUBINHO (84 a 69).
O atual campeão mundial, LEWIS HAMILTON, da McLAREN, aproveitou o fato de ter sido POLE POSITION e venceu a prova. O alemão TIMO GLOCK, da TOYOTA, e o espanhol FERNANDO ALONSO, da RENAULT, completaram o pódio.
Apesar de estar fora da disputa do título, pois é o sexto no MUNDIAL (47 pontos), HAMILTON obteve hoje a sua segunda vitória no ano, mesmo número de BARRICHELLO.

Os guardas civis municipais envolvidos no tiroteio que matou a estudante ANA CRISTINA DE MACEDO, de 17 anos, na Favela HELIÓPOLIS, ficaram escondidos, em um automóvel modelo ASTRA com os vidros filmados, durante a reconstituição do crime, que começou às 9 horas e terminou às 11 horas deste domingo.
A tragédia aconteceu na noite de 1º de setembro durante uma perseguição dos guardas civis a um FORD KA suspeito, com dois homens e uma mulher dentro. A mulher foi presa e os outros dois fugiram durante o tiroteio que resultou na morte de ANA. A perícia constatou que a bala que atingiu a jovem, que voltava da escola, partiu da arma do guarda municipal VIVENTE PEREIRA PASSOS, de 45 anos. A morte da jovem desencadeou uma série de protestos. No dia do crime PMs entraram em confronto com manifestantes, que incendiaram carros e ônibus. Hoje, para evitar reação hostil de moradores contra os guardas, a Polícia Civil contou com o apoio da PM no local da encenação.

Apesar do fim trágico, SÉRGIO FERREIRA PINTO JÚNIOR deixa em seus familiares a lembrança de um jovem que buscou superar dificuldades da vida. Ele cursou a educação infantil e o primário em uma escola particular. Depois passou por um colégio municipal e outro, estadual, no RIO. Em 2001, concluiu o curso técnico de montagem e manutenção de computadores. Em um boletim do 1º ano do ensino médio, há apenas uma nota vermelha, em português, e a freqüência às aulas é boa.
SÉRGIO serviu ao Exército e trabalhou no cadastro do RIOCARD de idosos e portadores de deficiência. Mas a morte de sua avó, há nove anos, foi uma grande perda para ele. Ela dividiu com EDMAR, mãe de SÉRGIO, a tarefa de criar o rapaz, que perdeu o pai aos três anos. “Quando ela morreu, ele ficou sem chão, surgiu um vazio dentro dele”, disse REGINA CELI DE ARAÚJO, tia de SÉRGIO.
Mesmo acreditando que a polícia poderia ter agido de outra forma, a família não pretende processar o Estado. “Isso não vai trazê-lo de volta. O melhor remédio é deixar o tempo passar”, resignou-se a irmã de SÉRGIO, KAREN PATRÍCIA MATTOS, que hoje, com outros quatro parentes, enterrou o homem que fez a empresária ANA CRISTINA GARRIDO refém, após um assalto frustrado. Ele a manteve sob ameaça de uma granada por 40 minutos, até ser morto pelo tiro certeiro de um atirador de elite.          

A tenista sérvia ANA IVANOVIC, de 21 anos, ex-número 1 do mundo e hoje a 11ª do ranking, continua mergulhada em seu inferno astral. Hoje acabou eliminada na primeira rodada do TORNEIO DE TÓQUIO pela checa LUCIE SAFAROVA. Essa nova derrota da sérvia ocorre depois de sua eliminação nos torneios de CINCINNATI e TORONTO e no US OPEN, no início deste mês.

Em cadeia nacional, o governo de facto de HONDURAS decretou hoje estado de sítio no país por 45 dias. A suspensão de garantias constitucionais foi feita por meio de um decreto publicado no diário oficial de ontem, sábado. Apesar de o texto não mencionar expressamente o estado de sítio, o decreto suspende as liberdades de expressão, de associação e de circulação e proíbe manifestações e concessão de hábeas-corpus. A medida foi decretada horas depois de o governo autoproclamado de ROBERTO MICHELETTI ter exigido que o BRASIL defina em até dez dias o status do presidente deposto MANUEL ZELAYA, abrigado há oito dias na Embaixada do BRASIL em TEGUCIGALPA.
Na VENEZUELA, onde participava de uma reunião de cúpula de 65 países da AMÉRICA DO SUL e da ÁFRICA, na ILHA DE MARGARIDA, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA rejeitou o ultimato. “Se a ONU ou a OEA fizerem um pedido ao BRASIL, acataremos esse pedido, mas não o desses senhores”, completou. Depois da declaração de LULA, o governo de facto subiu o tom das ameaças, prometendo fechar a embaixada com a retirada das credenciais diplomáticas – e, portanto, a imunidade – dos representantes da embaixada brasileira. O chanceler CARLOS LÓPEZ explicou, em TEGUCIGALPA, que essas medidas estariam relacionadas à retirada dos privilégios diplomáticos. “O prédio que hoje é a embaixada do BRASIL passará a ser apenas um escritório privado”, afirmou LÓPEZ, acrescentando que, ainda assim, “por cortesia” o edifício não será invadido.
A presença do presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, na embaixada brasileira está revertendo uma tradição de moderação, pragmatismo e mediação bastante cara à diplomacia brasileira, segundo analistas. Sob a proteção dos muros da embaixada, ZELAYA encontrou o palanque ideal para incitar seus simpatizantes à insurreição – apesar dos apelos contrários das autoridades brasileiras.
“Se esses chamados desatarem uma onda de conflitos com mortos e feridos, ou mesmo numa guerra civil, não faltará quem queira responsabilizar o BRASIL por tais desdobramentos”, disse ao ESTADO DÉLBER ANDRADE LAGE, coordenador do Centro de Direito Internacional, em BELO HORIZONTE.

WILLIAM SAFIRE, autor dos discursos do ex-presidente americano RICHARD NIXON (1969-1974) e vencedor do Prêmio PULITZER por suas colunas de política e linguagem no jornal americano THE NEW YORK TIMES, morreu hoje aos 79 anos em um asilo em ROCKVILLE, no Estado americano de MARYLAND, de complicações decorrentes de câncer pancreático.
Por mais de 30 anos SAFIRE escreveu duas vezes por semana na sua coluna de política ESSAY no jornal americano e era conhecido por seu conservadorismo. Em 1978, sua coluna sobre a administração financeira de BERT LANCE, diretor de Orçamento do então presidente americano JIMMY CARTER (1977-1981), rendeu-lhe o PULITZER DE OPINIÃO. Em 1979, ele começou a escrever a coluna ON LANGUAGE, em que examinava a origem e o uso de palavras e frases coloquiais do idioma.
Nascido em NOVA YORK, SAFIRE era casado desde 1962 com HELENE BELMAR JULIUS, modelo, pianista e designer de jóias. SAFIRE deixou a mulher, os dois filhos, MARK e ANNABEL, e a neta, LILY SAFIRE.
O jornalista se aposentou de sua coluna política em 2005. Seu último texto foi intitulado “NUNCA SE APOSENTE”. SAFIRE também escreveu diversos livros de ficção, incluindo o best-seller FULL DISCLOSURE, e obras de não-ficção sobre política e linguagem.
Após a saída do jornal, SAFIRE se tornou presidente da FUNDAÇÃO DANA, que apóia pesquisas nas áreas de neurociência, imunologia e disfunções cerebrais. Entre 199 e 2004, participou da junta diretiva dos prêmios PULITZER. Em 2006, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do presidente americano GEORGE W. BUSH (2001-2009).

2 010      :       -       SEGUNDA-FEIRA
O IPIRANGA ficou eternizado por causa da Independência do BRASIL, proclamada às margens do Ribeirão IPIRANGA, em 7 de setembro de 1822. O Museu e o Monumento do IPIRANGA, inaugurados, respectivamente em 1895 e 1922, representam, junto com o Parque da Independência, o marco da emancipação política do país. Hoje, o IPIRANGA completa 426 anos. Os primeiros registros da região são de 1510, época em que JOÃO RAMALHO habitava, juntamente com índios, a área do Planalto Piratininga, entre a margem direita do RIBEIRÃO GUAPITUVA e a aldeia do CACIQUE TIBIRIÇÁ. O nome IPIRANGA possui vários significados, mas a interpretação mais conhecida é “água vermelha ou barrenta”, que foi utilizada pelos índios e, em seguida, pelos primeiros brancos na região. 

O Chefe do Centro Odontológico TENENTE-CORONEL Dent PM LAÉRCIO RIBEIRO DE PAIVA tem a honra de convidar para a solenidade comemorativa do 99º aniversário de criação do Centro Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
27 de setembro de 2010
10:30 horas
Salão Nobre da Capelania PM
Rua Dr Jorge Miranda, nº 264, Luz São Paulo

SOLANO não é gaúcho por acaso. Tem a ver com a própria ocupação da região, que recebeu muitos emigrantes gaúchos, instalados ali até hoje. Por isso, o vilão da história, MAX (LIMA DUARTE) também é gaúcho – você vai notar leve sotaque na fala do ator. “Isso veio das pesquisas que fiz sobre a Revolução Farroupilha (1835-1845) para escrever A CASA DAS SETE MULHERES (2006), conta WALTHER NEGRÃO, autor da nova novela das seis da GLOBO. Com esse pano de fundo, a história de ARAGUAIA começa numa cavalhada em PIRENÓPOLIS, com a chegada de SOLANO. Ele ainda não sabe, mas é um homem marcado para morrer. Ainda em 1845, uma maldição foi lançada por uma tribo indígena sobre os homens de sua família – todos devem morrer à beira do ARAGUAIA. Por isso, sua avó, ANTONINHA (REGINA DUARTE, envelhecida e lembrando A CHIQUINHA GONZADA da minissérie de 1999) entregou o filho, FERNANDO (ÉDSON CELULARI) aos cuidados da amiga MARIQUITA (LAURA CARDOSO). Ao saber que ANTONINHA está muito doente, SOLANO e FERNANDO correm a conhecê-la. Para FERNANDO, a volta à região será fatal – EDSON CELULARI fica apenas cinco capítulos. Já que é o herói do pedaço, SOLANO decide desafiar a maldição e, enrabichado pela filha de MAX, MANUELA (MILENA TOSCANO), vai fixar residência. MANUELA dividirá o herói com ESTELA (CLEO PIRES), viúva de FERNANDO, mulher de origem indígena e passado nebuloso. MAX é um poderoso fazendeiro, aproveitador da mão-de-obra local. Claro que SOLANO vai bater de frente com ele, ainda mais quando tiver a idéia de fundar uma nova cidade, baseada no cooperativismo e na plantação de girassol. A nova novela mescla cultura indígena, criação de cavalos e uma pitada de política. 

Por volta das 10:30 horas estou chegando no Centro Odontológico. Na Rua JORGE MIRANDA cruzo com o CORONEL PM Res DAVID GASPAR DE FARIA. Ele está atrás dos precatórios que tem direito. No Centro Odontológico, que hoje está comemorando seu 99º Aniversário, sou recepcionado pelo TENENTE-CORONEL Dent PM LAÉRCIO RIBEIRO DE PAIVA, Chefe do Centro, e seus oficiais. O CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES já se faz presente ao evento. Com a chegada do Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que se faz acompanhar de seu Chefe de Estado Maior e Sub Cmt PM, CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, tem início à solenidade. Noto a presença de dois coronéis da ativa: CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, Comandante da APMBB e CORONEL PM ANTÔNIO MARIN. Ainda se encontram no Salão Nobre da Capelania PM: TENENTE-CORONEL CAPELÃO PM OSWALDO PALÓPITO, CORONEL PM Ref MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, CORONEL PM Ref FERNANDO BALESTRERO FLÓRIO; CORONEL PM Ref JOSÉ BRAGA, CORONEL PM Res JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, CORONEL PM Res SAIINT CLAIR DA ROCHA COUTINHO, CORONEL Dent Ref PM CUNHA, CORONEL PM Res PAULO CÉZAR NEVES, CORONEL PM Res REINALDO, TENENTE-CORONEL PM Ref ÁLVARO (Diretor do Museu Militar), e vários outros oficiais da ativa, da reserva e reformados. O assunto política é fatal. Não há como escapar disso. Há um consenso que teremos de agüentar DILMA ROUSSEFF como presidente, numa continuidade petista nunca vista, e bem para pior, pois é o socialismo mais rasteiro que está sendo impingindo ao povo brasileiro, povo este de uma pasmaceira fora do comum.
Após a cerimônia acompanho o MENDES em sua ida à Sociedade, guardando antes seu carro no Corpo de Bombeiros. Ele está atarefadíssimo com as questões de recebimento de currículos e feitura de diplomas da Medalha ‘GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO’ para 2 de outubro. Faz um contato telefônico com o nosso presidente, GINO STRUFFALDI. Ele deverá sofrer uma intervenção cirúrgica na bexiga. No entanto solicitou a marcação da operação para depois do domingo. Não quer perder a solenidade de 2 de Outubro no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA e as eleições de 3 de outubro. Apesar de tudo parece estar bem. Mantenho um contato telefônico com o CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO. Quero lhe dar conhecimento das mensagens que veicularam na Internet na semana passada acerca da descarecterização pretendida da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Ele fornece um e-mail que me possibilitará transmitir as opiniões de diversos oficiais a respeito disso. Nossa funcionária MARINEI está bastante agitada por causa de uma grande injustiça que estão fazendo com o PM VANDER CHALUB, seu marido. Envolvido por acaso numa ocorrência de desvio de peças de carro e comercialização em licitações duvidosas, querem agora enquadrar o CHALUB como tendo feito “bico” naqueles tempos do CPA/M-3. Isso não é verdade. Ele apenas ajudou um seu amigo na oficina mecânica do quartel. Entrará hoje com sua defesa, que aliás está bem feita. Mais tarde a nossa funcionária vai até o Conselho de Honrarias e Mérito levar alguns diplomas para serem registrados. Tenho um contato com VICTÓRIO, que demonstra estar sofrendo de depressão. Os acontecimentos em sua casa, envolvendo familiares, estão deixando o oficial numa situação perigosa.  

Eis uma singela mensagem do nosso presidente, GINO STRUFFALDI, que comenta sua operação como algo simples. Ele fez questão de marcar a cirurgia para depois do 2 de outubro, para poder participar da solenidade do 78º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista. Demonstra confiança no sucesso da operação.
Prezados Coronéis Ventura e Mendes e Dona Marinei.- Para fins de agendamento, cumpre-me informar que no próximo dia 6 serei submetido a uma cirurgia na bexiga.- Cordialmente.- Gino

JOSÉ DE SOUZA MARTINS publica hoje em CIDADES/METRÓPOLE, de O ESTADO DE SÃO PAULO, a crônica JOAQUIM TÁVORA.
Enquanto o comandante da Revolução de 1924, GENERAL ISIDORO DIAS LOPES, jantava no restaurante da Estação da Luz, na noite daquela quinta-feira, 14 de julho, um pelotão de revoltosos, sob o comando do capitão de Exército, JOAQUIM TÁVORA, atacava o quartel do 5º Batalhão da Força Pública, na Rua VERGUEIRO, hoje número 363. Aquele era um dos pouquíssimos nichos de resistência legalista, pois as forças leais ao governo já haviam abandonado a cidade em direção a SÃO CAETANO e à PENHA. No meio do tiroteio, alguém do lado legalista levantou a bandeira branca, sinal de rendição ou de disposição para parlamentar. TÁVORA se ergueu na trincheira e recebeu vários tiros. Faleceria no Hospital Militar no dia 19 de julho, nove dias antes do término dos combates na cidade de SÃO PAULO e da retirada das tropas rebeldes para o interior. Centenas de mortos sepultados no Cemitério do ARAÇÁ e em terrenos baldios da MOOCA, do IPIRANGA e do LAVAPÉS, centenas de feridos, milhares de desabrigados, inúmeras fábricas e residências bombardeadas e destruídas ficariam para trás, enquanto os trens partiam levando soldados e canhões. O atestado de óbito de JOAQUIM TÁVORA descreve que ele fora atingido gravemente pelas balas inimigas em vários órgãos e na coluna vertebral. Se tivesse sobrevivido, teria ficado tetraplégico. Era oficial do Exército e engenheiro civil, nascido no CEARÁ. Tornara-se oficial no RIO GRANDE DO SUL. Em 1922, liderara a rebelião do Exército em CORUMBÁ (hoje cidade no RIO GRANDE DO SUL) em apoio ao levante do FORTE DE COPACABANA, que dera início ao ciclo das revoltas tenentistas. Elas culminariam na Revolução de Outubro de 1930 e na ascensão de GETÚLIO VARGAS ao poder. JOAQUIM TÁVORA foi sepultado no ponto mais alto do Cemitério do CHORA MENINO, no bairro de SANTANA, a cabeceira de seu túmulo voltada para o então quartel do Exército, hoje quartel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), ali perto, onde tivera início a Revolução na fria madrugada de 5 de julho. Dali saíram os revoltosos para tomar os quartéis da Força Pública na Avenida TIRADENTES, na LUZ. Num deles, ainda naquela manhã, JOAQUIM TÁVORA deu voz de prisão ao GENERAL ABÍLIO NORONHA, comandante da 2ª Região Militar, que, em traje de gala, ordenava o fim da revolta. No gesto e no episódio estava todo o sentido da Revolução, que pretendia restituir a República ao republicanismo, livrá-la do oligarquismo, do clientelismo, do voto de cabresto, da corrupção político eleitoral. Livrá-la de um presidencialismo em que o presidente da República descaradamente fazia o sucessor, usando os recursos do governo, no claro propósito de anular as oposições, circunscrever as liberdades democráticas e reduzir o Exército à função de pau mandado do governante. Até promoções militares eram decididas pelos políticos em função de seus interesses eleitorais.
Por quatro votos a dois, o Tribunal Regional do TOCANTINS cassou hoje a liminar do desembargador LIBERATO PÓVOA que decretou censura ao jornal O ESTADO e a outros 83 meios de comunicação na sexta-feira, dia 24. A censura foi pedida pela coligação do governador do Estado, CARLOS GAGUIM, que concorre à reeleição por uma aliança que conta com o PT e o PC do B e é apoiada pelo presidente LULA e sua candidata, DILMA ROUSSEFF. Antes mesmo de o TER do TOCANTINS cassar a liminar que censurava 84 órgãos de imprensa, o presidente do TSE, ministro RICARDO LEWANDOWSKI, fez defesa explícita da liberdade de imprensa. “Para mim, ela é absolutamente livre para publicar o que bem entender para comunicar a população”, disse em SALVADOR. “É até dever da imprensa fazer isso.” O ministro preferiu, no entanto, não comentar a decisão do desembargador LIBERATO PÓVOA, responsável pela concessão de liminar que proibia a divulgação de informações relativas à investigação, por parte do Ministério Público de SÃO PAULO, sobre a suposta participação do governador do TOCANTINS, CARLOS GAGUIM, em esquema de fraudes em licitações. “Não tenho notícias precisas sobre esse veto”, esquivou-se. LEWANDOWSKI participou de reunião com o presidente do TRE da BAHIA, MÁRIO ALBERTO SIMÕES HIRS, para avaliar os preparativos para a eleição de domingo. Ele disse estar confiante no sucesso do processo eleitoral.   

Faleceu o humorista JUVEMÁRIO DE OLIVEIRA TUPINAMBÁ, aos 78 anos, no RIO DE JANEIRO. Um tapa da mesa e um breve silêncio na sala de aula. Depois, o célebre bordão: “Veeenha!”. Era assim que BERTOLDO BRECHA respondia aos chamados de CHICO ANYSIO na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, programa humorístico criado em 1952, e exibido às tardes na Rede GLOBO nos anos 1990. Nascido JUVEMÁRIO OLIVEIRA TUPINAMBÁ, na BAHIA, era mais conhecido como MÁRIO TUPINAMBÁ. Começou a carreira artística na antiga TV TUPI, em 1954. Atuou no seriado “O FALCÃO NEGRO”, uma série televisiva feita ao vivo, no qual uma vez uma parte do cenário caiu em uma cena de luta e obrigou os atores a ficarem parados por cerca de um minuto, aguardando o intervalo comercial para consertar o estrago. Durante as décadas de 1970 e 1990, em parceria com CHICO ANYSIO, TUPINAMBÁ trabalhou como redator humorístico nos programas “CHICO CITY”, “CHICO TOTAL”, “CHICO ANYSIO SHOW” e “ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY”, todos pela Rede GLOBO. No cinema, TUPINAMBÁ estreou nas telas em 1959, com o filme “TITIO NÃO É SOPA”. Depois vieram “SAI DESSA, RECRUTA”, de 1960; “VAGABUNDOS NO SOCIETY”, em 1962; “O SABOR DO PECADO”, “A NOIVA DA CIDADE” e “FULANINHA”, respectivamente em 1967, 1978 e 1986. Da Rede GLOBO, o humorista, ator e redator se mudou para a Rede RECORD, onde participou da “ESCOLINHA DO BARULHO”, também como BERTOLDO BRECHA. Marcou as telas com um bordão ainda mais famoso, em que, irritado, gritava “camarão é a mãe!”. 

Faleceu LAURINDO CORRADI, aos 91 anos. Já tinha mais de 60 anos quando começou no tênis. Jogava no CLUBE PINHEIROS várias vezes por semana. Após os 70, passou a praticar boliche. Muito próximo dos netos, ganhava “de lavada” deles no jogo. CORRADI também os levava para andar de bicicleta no PARQUE DO IBIRAPUERA, na zona sul – parque vizinho de sua casa. Transmitia sua experiência. Ensinou a fazer nós de gravata e ajudava a entender as aulas de contabilidade que um deles freqüentava, na faculdade de Administração. Contador por cerca de 40 anos, teve uma sacaria, que vendia sacos para açúcar e café no BRÁS, no centro. Na década de 1980, depois que um dos sócios morreu, fechou o estabelecimento.

Faleceu o ator e cenógrafo PETRÔNIO NASCIMENTO DE OLIVEIRA, aos 58 anos, em SÃO PAULO. Nasceu em 1952, em UBERABA, MINAS GERAIS. Desenvolveu-se profissionalmente em SÃO PAULO, onde fez artes cênicas e educação artística. Tornou-se ator, diretor, professor e também cenógrafo. Em 1981, começou na cenografia no grupo teatral MAMBEMBE. Atualmente, participava desde 2002 da COMPANHIA DO FEIJÃO, grupo premiado em 2003 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor espetáculo “MIRE VEJA”. Foi professor do teatro-escola MACUNAÍMA e do CÉLIA HELENA. Há cerca de seis anos, OLIVEIRA descobriu um câncer do intestino.  
A Procuradoria Geral de Justiça pediu hoje ao Ministério Público instauração de procedimento disciplinar contra o promotor de RIBEIRÃO PRETO, ELISEU JOSÉ BERARDO GONÇALVES. A intenção é apurar “falta funcional”, já que ele não teria tomado providências, em janeiro de 2007, sobre a denúncia de que uma quarta pessoa estaria envolvida no assassinato de MANFRED e MARÍSIA VON RICHTHOFEN, em 2002, pais de SUZANE VON RICHTHOFEN, condenada como mandante do crime. No domingo, BERARDO disse ao FANTÁSTICO, da TV GLOBO, ter ouvido de SUZANE que o pai dos dois irmãos CRAVINHOS, ASTROGILDO CRAVINHOS, tramou a morte do casal. Os irmãos CRAVINHOS estão presos, acusados de executar os RICHTHOFEN. No mês passado, a Corregedoria do MP afastou BERARDO de suas funções por 22 dias após SUZANE tê-lo acusado de assédio. O promotor nega a acusação. Hoje, ele não atendeu os telefonemas da reportagem. “Essa declaração é totalmente descabida e absurda”, reagiu GISLAINE HADDAD JABUR, advogada da família CRAVINHOS.

A Justiça do IRÃ anunciou hoje que SAKINEH MOHAMMADI ASHTIANI, acusada de adultério e de colaborar no assassinato de seu marido, será enforcada por homicídio. Grupos de direitos humanos alegam que a acusação de assassinato foi uma jogada política para amenizar as críticas internacionais, uma vez que países como os EUA também prevêem a pena capital para homicidas, e garantir a execução. Presa desde 2005, SAKINEH foi condenada a 99 chibatadas, em 2006, por manter “relações ilícitas” com dois homens após ficar viúva, o que, segundo a lei islâmica, também é considerado adultério. Um deles foi sentenciado à morte pelo assassinato do marido dela. Mas o processo de SAKINEH foi reaberto e ela foi condenada à morte por apedrejamento pela acusação de adultério e a 10 anos de prisão por cumplicidade na morte do marido. Para manter a pena de morte, TEERÃ mudou o teor da principal acusação – de adultério para assassinato, que prevê o enforcamento. A manipulação da sentença também é citada pelo advogado de SAKINEH, MOHAMED MOSTAFAEI, que está asilado na NORUEGA em razão da perseguição de autoridades iranianas.

GLÓRIA STUART, estrela de musicais e filmes de terror dos anos 1930, que voltou ao estrelato como a KATE WINSLET mais velha em TITANIC (1997), morreu nesta segunda-feira em LOS ANGELES, aos 100 anos. GLÓRIA foi a pessoa mais velha indicada para o OSCAR, mas perdeu para KIM BASINGER (LOS ANGELES – CIDADE PROIBIDA). O diretor JAMES CAMERON procurava uma atriz cujo auge havia sido na era de ouro de HOLLYWOOD. Aos 87 anos, ela brincou que era uma das únicas atrizes de sua idade “não alcoólatra, reumática ou decadente”. Em seu livro de memórias I JUST KEPT HOPING (1999), GLÓRIA disse que “não esperava que ia demorar tanto para fazer sucesso”.

Um prefeito do Estado de MICHOACAN, no oeste do MÉXICO, foi encontrado morto hoje, seguindo onda de ataques contra essas autoridades em outras regiões assediadas pelos cartéis da droga. É o quinto assassinado em dois meses. O corpo do prefeito de TANCITARO, GUSTAVO SÁNCHEZ, e o de seu secretário foram encontrados no município de ANGANGUA, longe da localidade que governava, com sinais de ter sido morto a pedradas, disse fonte da procuradoria do Estado de MICHOACAN.

Embora o Partido Socialista da VENEZUELA, do presidente HUGO CHÁVEZ, tenha mantido a maioria dos 165 assentos da Assembléia Nacional nas eleições de domingo, dia 26, o número de eleitos ficou aquém da meta de manter pelo menos os dois terços necessários para aprovar leis importantes e indicar autoridades eleitorais e juízes para a Suprema Corte sem recorrer a seus inimigos políticos. A oposição venezuelana conquistou um terço das cadeiras no Parlamento e afirma ter obtido a maioria dos votos nas eleições, aumentando assim sua esperança de derrotar o presidente HUGO CHÁVEZ na eleição presidencial de 2012. Assim que os resultados começaram a ser divulgados hoje de madrugada, a oposição afirmou ter conquistado 52% dos votos totais.

Faleceu ALBERTO BITAR CURY, engenheiro, aos 100 anos. Nasceu em setembro de 1910, no BRÁS, em SÃO PAULO. Formou-se engenheiro civil pelo MACKENZIE. Uma de suas maiores obras foi a construção de um orfanato para cerca de 300 crianças em CASA BRANCA, interior do Estado. “Ele era brincalhão e muito inteligente”, conta DILZA BARRICHELLO, amiga de CURY há 14 anos.   

Morreu na Clínica PIO XI, em ROMA, o sacerdote EXPEDITO MARCONDES. Nasceu em junho de 1927. Desde a infância no interior de SÃO PAULO, a vocação religiosa se manifestou em EXPEDITO DE BARROS MARCONDES, antecipando a brilhante carreira que desenvolveria na Igreja, como padre até se tornar colaborador do PAPA no VATICANO. Monsenhor EXPEDITO ficou conhecido pelo seu trabalho na edição semanal em português do jornal “L-OSSERVATORE ROMANO”, órgão oficial da cúpula da Igreja. Ali, ele trabalhou de 1980 a 2000. Desenvolveu seu talento como comunicador também no Programa Brasileiro da Rádio VATICANO. Nascido em BOTUCATU, no dia 7 de junho de 1927, foi ordenado sacerdote no dia 18 de dezembro de 1950, na Igreja de SANTA EFIGÊNIA, no centro de SÃO PAULO. A cerimônia foi conduzida pelo arcebispo de SÃO PAULO, o Cardeal d. CARLOS CARMELO DE VASCONCELOS MOTTA, de quem seria secretário, anos depois. Na Arquidiocese de SÃO PAULO, foi professor no Seminário Menor, em PIRAPORA, e no Seminário Central, no IPIRANGA. Trabalhou nas paróquias SÃO JOÃO BATISTA, no BRÁS; SÃO JOSÉ no BELÉM e SÃO GERALDO, em PERDIZES, e atuou no Tribunal Eclesiástico. Mudou para ROMA em junho de 1979. Na EUROPA, atuou como vigário colaborador, formador e reitor em três seminários. Também acompanhou os estudos do Tribunal Eclesiástico para a Causa dos Santos sobre a beatificação da brasileira MADRE PAULINA. Recebeu homenagens e os primeiros ritos fúnebres no VATICANO. Haverá uma missa de corpo presente no dia 2 de outubro de 2010 na Paróquia SANTÍSSIMO SACRAMENTO, no PARAÍSO.   

2 011      :       -    TERÇA-FEIRA
Levanto cedo e atualizo o dia 27 de setembro em minha biblioteca. Nesta manhã passo pelo Centro Odontológico. É feita a restauração de uma obturação que caíra de um dente da arcada inferior. O Centro Odontológico está completando cem anos nesta data. A solenidade de aniversário está marcada para a próxima quinta-feira, dia 29.
Chego cedo à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. CORONEL PM MENDES esteve com o Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Governo do Estado de São Paulo. Ele não aceitou a nossa tentativa de “ressuscitar” a Medalha 9 de Julho, entregue somente no cinqüentenário da Revolução Constitucionalista e que já nasceu “morta” por causa de um artigo do decreto que a extinguiu em janeiro de 1983. Propõe o ADILSON que criemos um “COLAR DA VITÓRIA” para as o comemorações dos 80- anos da   Revolução .    
O núcleo ALDO CHIORATTO, de CAMPINAS, solicitou a entrega de Condecorações da Sociedade para o dia 19 de outubro. Acontece que até a presente data não deram entrada os currículos das pessoas que serão homenageadas. Por e-mail, estipulo a data de amanhã como a última para que os documentos cheguem à Sociedade.   
CORONEL PM MENDES traz os diplomas das Medalhas que serão entregues em 2 de outubro no Monumento Mausoléu. Falta apenas a minha assinatura. Estamos atrapalhados com a papelada quando chega uma pessoa que é parente do CORONEL PM AZEVEDO DI TULLIO, já falecido. Isso atrasa o meu almoço.
Mas toda a nossa preocupação está em torno da KÁTYA EL MOUALLEM. Internou-se no A. C. CAMARGO pela manhã e foi preparada para a operação de um tumor no intestino, que começou a ser realizada depois das 15 horas. Ao chegar em casa, LUCINDA acabara de receber um telefonema da NORMA, que está cuidando da casa de dona SORAYA, acompanhando de longe  todo o desenrolar da operação, dizendo que essa intervenção cirúrgica é demorada. Em casa também está o IAGO, que, aos nove anos de idade, não aquilata bem o drama que sua mãe está vivendo. PAULO CÉSAR está acompanhando tudo, ao lado do NELSON, no hospital. A mãe da KÁTYA, dona SORAYA, também lá se encontra. Por volta das 21:30 horas termina a operação. Os médicos dizem que tudo correu bem. O NELSON e o PAULO CESAR estão retornando para GUARULHOS. Apenas pode ficar com a filha, dona SORAYA, que irá passar a noite no A. C. CAMARGO. A operação não teve complicações e o tumor era localizado e único.  

Prezado Cel VENTURA
Saudações! Participo-vos para vosso conhecimento da LISTAGEM final dos agraciados com o DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO de nosso Núcleo (ver anexo em .PDF)
O link abaixo dá acesso às fotografias que hoje (setembro 27, 2011) tiramos com o CMDO do 22BPM/I no sitio da construção do monumento que previsto esta para ser concluído nesta quinta.
Hoje também chegaram as placas do monumento.
http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br/placas.htm
Atenciosamente e grato
BIAJONE
set 27, 2011 às 21h47
LISTAGEM_DIPLOMASMMDC.pdf
26K   Visualizar   Baixar  
Sua mensagem foi enviada. Responder |Mario Ventura para bcc: Frances, bcc: JAIRO, bcc: Fernando, bcc: Camila, bcc: Antônio
deMario Ventura celmario@gmail.com
para
ccoFrances Azevedo ,
JAIRO PAES DE LIRA ,
Fernando - Escritec ,
Camila Giudice ,
Antônio Carlos Mendes
data27 de setembro de 2011 22:33
assuntoFwd: MONUMENTO MMDC ITAPETININGA
MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS
Conheçam o trabalho do Professor BIAJONE, Autor do núcleo de correspondência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
Vocês estão relacionados para receber o DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES
A solenidade em ITAPETININGA está marcada para dia 3 de outubro, às 10 horas, no quartel do 22º BPMI.
Haverá entrega de Medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Trata-se de uma solenidade comemorativa pelo 79º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista.

Aos Velhos Camaradas.
Mais uma vez, nosso encontro foi extremamente saudável, facilmente observado nas expressões faciais dos participantes.
São momentos de entrega total em curtir velhas amizades, relembrar fatos ocorridos em nossa vida profissional e que agrada a todos.
Parabens ao amigo Fuga, pela força em lembrar os companheiros, para comparecer e convidar novos amigos.
Hoje tivemos a satisfação em participar com o Velho Camarada, Luiz Lucas, e que continue sempre participando dos encontros.
Parabenizamos os aniversariantes do mês, desejando muitas felicidades e que continuem por muitos anos participando do convívio dos amigos. São eles: Norival, Publio, Antonio,Pinho,Shoub,Dilton, Vitor Ramos e Spínola.
Lembramos também que perdemos recentemente um dos Velhos Camaradas
o Cel. Nivio Marcelino, que hoje descansa junto ao Senhor.
Um grande abraço a todos e no decorrer desses dias enviarei mais fotos para despertar as mentes para o próximo encontro.
Antonio

O fechamento das lojas do SHOPPING CENTER NORTE e do LAR CENTER determinado hoje pela Prefeitura coloca em risco o emprego de seis mil pessoas que trabalham nos dois centros de compras. Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de SÃO PAULO, RICARDO PATAH, “não há dúvida” de que os trabalhadores podem perder seus empregos porque “muitos empresários pensam mais no bolso do que nas pessoas”. Se o shopping realmente fechar, corremos o risco de dispensa.” Para evitar demissões, PATAH disse que o sindicato vai negociar com os lojistas a transferências de funcionários para filiais em outros shoppings. A decisão de fechar até sexta-feira o CENTER NORTE e o LAR CENTER também inclui o hipermercado CARREFOUR, que funciona no mesmo complexo. A medida foi tomada hoje por técnicos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente devido ao risco de explosão de todo o complexo, construído em cima de um antigo lixão. Os técnicos também aplicaram multa de 2 milhões de reais aos centros comerciais pelo não cumprimento das exigências da CETESB. Há duas semanas, o órgão exigiu a instalação de um sistema de drenagem do gás metano que existe no subsolo dos centros de compras. Segundo a CETESB, o gás não é tóxico nem tem cheiro, mas é inflamável e pode explodir o empreendimento. Por meio de nota, o complexo CENTER NORTE disse que não concorda com a decisão da Prefeitura, pois está cumprindo as exigências da CETESB para resolver a questão ambiental e ressalta que as medições feitas confirmaram a ausência do gás no interior das lojas. O CARREFOUR informou por meio de nota que contratou uma consultoria ambiental e uma empresa especializada em realizar medições de áreas. Sobre o fechamento, o hipermercado disse que “está tomando as providências necessárias”.
Vizinha do CENTER NORTE, a área onde está o conjunto CINGAPURA da Avenida ZAKI NARCHI, também está contaminada com gás metano, apontam medições feitas a pedido da CETESB. A última medição no local ocorreu na tarde do dia 15 de julho, com os apartamentos fechados. Cerca de sete mil pessoas oram nos 35 blocos do conjunto. O gás metano foi constatado em níveis que não ofereciam risco de explosão. Moradores aguardam relatórios da CETESB.     

O cantor country norte-americano JOHNNIE WRIGHT morreu nesta terça-feira,a os 97 anos, na sua casa em MADISON, TENNESSEE. WRIGHT ficou conhecido nos ESTADOS UNIDOS na década de 1950 por mesclar influências latinas com o country, junto com o parceiro JACK ANGLIN, na dupal JOHNNIE & JACK. Em carreira solo, emplacou o hit HELLO VIETNAN na primeira posição das paradas americanas, em 1965. O cantor era casado com a estrela do country KATIE WELLS. Juntos, excursionaram com o nome de KITTY WELLS FAMILY SHOW até a década de 1990. O último registro fonográfico de WRIGHT data de 1980, um álbum intitulado JOHNNIE WRIGHT. 

27 DE SETEMBRO DE 2012     :   -     QUINTA-FEIRA
Por volta das 9 horas, também num dia gelado de setembro, vou para SÃO PAULO, numa péssima viagem de van (o lotação vai apinhado de gente, mal dando para se mexer dentro do carro). Chego por volta das 10 horas na Sociedade Brasileira de Heráldica, Rua ÁLVARES MACHADO, número 22. Logo fico sabendo que o evento é de outorga de medalha dessa Sociedade. Isso me deixa com “a pulga atrás da orelha”. Será que os TENENTES PM NATANAEL e JOSÉ FILHO, presidente e vice-presidente do Núcleo ‘MMDC-LESTE’ estão fazendo tráfego de influência mais uma vez, usando indevidamente o nome da Sociedade Veteranos de 32-MMDC como já fizeram em eventos recentes?
O e-mail de ontem do TENENTE PM NATANAEL dizia “externo o convite ao Senhor Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, no sentido de estreitarmos os laços com tal instituição devido à situação inopinada ocorrida no último evento do dia 15SET12 no Obelisco”. Mas com a chegada do TENENTE PM JOSÉ FILHO, ao inquirir a ele o motivo de estarmos nesse local ele disse que tem um amigo na Sociedade Brasileira de Heráldica que o convidou para essa solenidade. Isso quer dizer que o núcleo “MMDC-LESTE” nada tem a haver com isso. No entanto, logo depois chega o TENENTE PM NATANAEL, fardado, pois está de serviço e pediu licença para comparecer à Sociedade Brasileira de Heráldica, a fim de também ser condecorado. Vejo que não há nada de estreitarmos os laços com tal instituição, mesmo porque a Sociedade Veteranos de 32-MMDC não foi convidada para ali comparecer. Resolvo então deixar o local, pois me sinto desconfortável no meio das pessoas que comparecem para serem homenageados. O CORONEL PM Reserva OTAVIANO pertence a essa Sociedade. Espero que o núcleo “MMDC-LESTE” não esteja simplesmente fazendo “barganha” de medalhas, como já fez com outras entidades que vivem disso.
Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda não sei se o Professor HERNÂNI DONATO assinou os diplomas pendentes, um grande problema que me deixou muito contrariado ontem.
Almoço com OLIVEIRA e outros conhecidos no MMDS. Comentamos o fato que aconteceu nesta manhã na Sociedade Brasileira de Heráldica, pois ainda merece um estudo mais aprofundado a respeito. Tenho minhas dúvidas quanto à lisura do núcleo “MMDC-LESTE” nesse episódio.
Por volta das 13:30 horas chega uma condução da UNIESP para me levar até o Arquivo Histórico do Estado, onde a exposição sobre os 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA está em seus últimos dias. A UNIESP está fazendo um documentário a respeito da revolução e quer me entrevistar. Conheço a curadora dessa exposição e várias outras pessoas envolvidas no projeto. Dia 2 de outubro teremos o encerramento da exposição. É um fato enaltecedor para nós que estudamos a EPOPÉIA DE 32. Percebemos que o Estado vê com melhores olhos o Movimento Constitucionalista. Mas como tenho outro compromisso nesta tarde, por volta das 16 horas retorno ao MMDC. Já encontro o AMADO RÚBIO pronto para ir para o evento de SÃO MIGUEL, no Colégio TOBIAS DE AGUIAR.
Acontece que chega a seguinte notícia, via Internet, que vai mudar totalmente meus propósitos quanto à solenidade de SÃO MIGUEL.
Maria Alice Brunelli
15:48 (7 horas atrás)
para mim
Prezado Cel Ventura, é com grande pesar que lhe dou a noticia!! Estou tranquila ele foi muito bem cuidado, até um mês atrás quando teve pneumonia e, foi internado por apenas 3 dias, pois "surtou" no hospital (o que é normal na idade dele). Até então, andava c/sua bengala, cantava, contava sobre a Revoluçao, enfim ficou bem até perto do fim !!! Neste último mês, chamava muito pelo Sargento 26! Gostaria de saber quem foi esse sargento???? O velório dele terá início hoje as 17,30hs, será na ACESF, e o enterro amanhã as 9hs. Estou tentando conseguir uma bandeira do ESTADO. de SAO PAULO. Gostaria muito que o SR estivesse presente ou algum representante do M.M.D.C. Saudações Maria Alice Calixto Brunelli Meus telefones:  43-33378028 ou cel:96675555
Mario Ventura ESTIMADA MARIA ALICE
Ele combateu o bom combate e foi transferido para o batalhão lá de cima. Qual o endereço da ACESF?
17:17 (5 horas atrás)
Mario Ventura celmario@gmail.com
17:37 (5 horas atrás)
para Marinei, Sociedade
MARINEI
É com o coração partido que noticio a morte do nosso herói WADY CALIXTO, que nos deixa na data de hoje.
Encaminhar a mensagem da MARIA ALICE a todos os nossos associados e amigos. O nosso número de combatentes vivos diminui para 37.

Face essa notícia dada pela MARIA ALICE, não tenho condições de ir até o evento programado pelo Núcleo “MMDC-LESTE”. Dispenso o motorista que me veio buscar, mando avisar o TENENTE PM NATANAEL e procuro um meio de ir até o velório. Não consigo condução com nenhuma pessoa consultada, pois deveríamos ir até LONDRINA, no PARANÁ. Amoladíssimo retorno a GUARULHOS, fazendo uma viagem desnecessária até à VILA TRANQUILIDADE, até achar o rumo certo de casa.

Distrito de Rifaina/SP – Domingo, 28 de agosto de 1932
Um pequeno vilarejo da região do município de Franca, localizado na fronteira do Estado de São Paulo com Minas Gerais, é palco de uma ousada manobra paulista que visa à invasão do território mineiro.
A tropa constitucionalista que age no local é formada por adolescentes que fazem parte da ascendente “mocidade integralista”, liderada pelo jornalista, filósofo e intelectual Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira, um movimento que acredita na prosperidade do Brasil através da união e do nacionalismo exacerbado.
O batalhão constitucionalista-integralista tem como principal meta sitiar a cidade mineira de Uberaba, para tentar colocar o inimigo em posição defensiva, idéia que fracassou em tantas batalhas ocorridas em nas outras fronteiras de São Paulo até então.
Porém, como não poderia ser diferente, a dificuldade enfrentada pela mocidade de Plínio Salgado nos campos de Rifaina, principalmente com a aviação legalista, é tanta, que os paulistas são forçados a cavar trincheiras e estacionar a tropa nos limites do Estado. A missão, a partir deste momento, passa a ser impedir a passagem do inimigo e a tomada de Franca.
O início da construção de uma grande trincheira tem início. Com muitos quilômetros de distância, é natural que alguns segmentos dela fiquem prontos com maior rapidez e outros acabem demorando demais, em razão da falta de experiência dos muitos voluntários que constituem o grupo.
Tendo conhecimento deste ponto fraco, as forças da ditadura Vargas não perdoam. Após algumas horas de tranqüilidade no trabalho na trincheira, Wady Calixto, de 18 anos, um dos “camisas verdes” (nome pelo qual eram chamados os jovens integralistas, por causa de suas maneiras de se vestirem), escuta e avista ao longe a rápida aproximação de uma esquadrilha inimiga.
Ao perceber a chegada da aviação do Exército de Minas Gerais, Calixto pula dentro da trincheira e observa atento a ofensiva. O que chama a atenção do integralista são seus companheiros que permanecem fora do abrigo. Dezenas deles. Rapazes que não conseguiram concluir a trincheira a tempo e agora estão à mercê dos rivais.
Não há piedade. O ataque é fulminante e cruel. Calixto vê, a mais ou menos 1 quilômetro de distância, inúmeras bombas serem jogadas sobre a sessão inacabada da trincheira, onde estão indefesos aproximadamente 30 paulistas. As bombas, contudo, não explodem. Elas não são feitas com pólvora e ferro, mas sim de uma espécie de plástico no formato de uma sacola, que contém querosene, álcool e outros líquidos altamente inflamáveis.
A partir de um pavio em chamas, esses artefatos, semelhantes ao chamado “coquetel molotov”, pegam fogo ao tocar o solo e incendeiam tudo que está num raio de 100 a 200 metros de distância. “Aquelas sacolas enormes, cheias de combustível, causavam um desastre tremendo, era um incêndio enorme. Não sei como se podia carregar aquilo num avião, porque, naquela ocasião, os aviões podiam levar uma ou duas pessoas no máximo”, afirma o veterano da Revolução Constitucionalista, Wady Calixto, aos 94 anos de idade. “Estava fazendo um barulho danado. Morreram ali 38 ‘molecões’ companheiros nossos”, relembra ele emocionado do pior dia de sua vida.
A horrível cena que se segue, com a queima dos combatentes vivos, ao som de gritos de desespero, piora no instante em que as tropas federais vindas do município mineiro de Sacramento aproveitam a investida da aviação para realizar um assalto à trincheira paulista.
Começa um tiroteio intenso de fuzis, bombas e rajadas de metralhadora. Uma luta aberta pela sobrevivência se desenrola. A coragem dos constitucionalistas é colocada à prova e não falha. Calixto vê um de seus companheiros, outro “camisa verde”, de nome Mário, sair do abrigo e correr na direção do inimigo. Ele é atingido. “Aí eu arrisquei com o ‘Joãozinho’. Fomos nos arrastando para ajudar o Mário depois que ele caiu”, conta o ex-combatente. “Mas, quando chegamos lá, vimos que ele já estava morto. Nós o pegamos e viemos o arrastando até a trincheira. Depois que tudo passou, o sargento nos deu dois dias de cadeia por termos arriscado a vida. As coisas que nós vimos: Caírem companheiros, vê-los morrer, era dureza demais”, completa angustiado o veterano.
Por 76 anos o nome do mandante daquele bombardeio, que infligiu a maior dor da vida dos integrantes daquele batalhão, ficou gravado na memória de Wady Calixto: Brigadeiro Eduardo Gomes, ninguém menos do que o patrono da Força Aérea Brasileira, consagrado pela Lei 7243 de 6 de novembro de 1984, e que foi promovido à patente máxima de Marechal-do-Ar. “O brigadeiro Eduardo Gomes matou mais de 30 ‘molecões’ com aquelas sacolas cheias de querosene e, anos depois, quando ele concorreu com o Eurico Gaspar Dutra para a presidência da República, eu tive vontade de falar tudo isso para ele. Eu tinha vontade de gritar! Tive vontade de gritar tudo quando ele tentou ser presidente do Brasil!”, se exalta Calixto.

Memórias de um integralista

Filho de um imigrante sírio, Wady Calixto nasceu na cidade paulista de Ribeirão Corrente, comarca de Franca, em 10 de janeiro de 1914. Seu pai e tio fugiram para o Brasil, ambos com 18 anos de idade, após o assassinato de oito de seus parentes no Oriente Médio.
Foi na cidade de Franca que Wady cresceu e foi educado. Ele cursou o ensino fundamental no Colégio Champagnat, onde passou oito anos como aluno interno.
Também no interior, Wady prestou o serviço militar no “Tiro de Guerra”, onde se tornou reservista e aprendeu a manusear armas de fogo com um sargento de sobrenome Baptista.
Conforme a relação entre São Paulo e o Governo Provisório ficava cada vez mais insustentável, Wady, após concluir o ensino fundamental, foi para a capital do Estado para realizar o ensino médio, já com a idéia de se alistar para a iminente revolução que estava para acontecer. “Eu, o Mário e o ‘Toninho’ viemos para São Paulo correndo. Nós nos alistamos imediatamente e ficamos esperando ordens”, diz Calixto.
Na cidade de São Paulo, Wady encontrou no integralismo de Plínio Salgado e na força do general do Exército Isidoro Dias Lopes um idealismo pelo qual decidiu lutar a favor. Era o ideal de exaltação do nacionalismo da “mocidade integralista”, em parte influenciado por ideologias fascistas vindas da Europa.
Os “camisas verdes” usavam gravatas pretas e, no braço esquerdo do uniforme, o desenho da letra grega maiúscula Sigma, o símbolo maior da Ação Integralista Brasileira, cuja principal idéia era manter a união da federação brasileira, sem aceitar nenhuma forma de separatismo, e acreditando que, através do forte sentimento de patriotismo, o país se tornaria a maior potência do mundo.
Entre outros símbolos que marcaram os integralistas estava a saudação que era feita com a mão direita erguida, enquanto se dizia “Anauê”, palavra provavelmente originária da língua Tupi que significa “Você é meu irmão”.
Wady Calixto não hesitou em vestir a camisa verde logo ao chegar a São Paulo, onde se envolveu com muitas manifestações integralistas. “Eu me lembro de ver o general Isidoro Dias Lopes discursando na Praça da Sé. Ele gritava que não admitia bandidos que assassinavam e depois eram livrados pelo advogado na frente do juiz. Ele berrava mesmo que não eram necessários presídios para dar moradia, comida, bebida e segurança para bandidos”, afirma o veterano convicto. “O general Isidoro era um líder militar estimado e pregava que o bandido tinha que ir preso pelo guarda, ser julgado pelo delegado, e se ele fosse assassino de criança ou mulher, tinha que pendurá-lo na forca.”
O ex-combatente, porém, não se lembra de muita coisa sobre o líder de seu antigo movimento, Plínio Salgado. “Eu o conheci sim, meu Deus do céu! Gostava muito dele, mas não sei de que forma ele desapareceu!”, exclama Calixto. “Mas os integralistas comandados por ele eram um espetáculo fora de série! O sentimento de brasilidade entre nós era grande, não tenho dúvida alguma”, acrescenta.
Entretanto, as manifestações dos “camisas verdes” sempre causavam muita agitação, o que funcionava como forma de espezinho a ditadura nos dias que sucederam a Revolução Constitucionalista. O episódio do qual Wady melhor se recorda ocorreu nas escadarias da Catedral da Sé, quando após um ato integralista no centro da cidade, a cavalaria da polícia tentou reprimir a ação dos adolescentes.
No meio do tumulto para escapar de uma provável prisão, Wady e cerca de 80 rapazes da mocidade integralista se refugiaram na catedral, onde o frei Gregório Gino lhes ajudou a fugir. “O padre, um sujeito de idade, subiu a escadaria correndo, abriu um saco cheio de bolinhas de gude e jogou tudo nos degraus. Os guardas foram tentar subir com os cavalos, escorregaram e caíram todos ali”, sorri o ex-revolucionário. “Depois o padre nos levou para um túnel oculto que terminava num porão enorme. Ele fechou tudo e nós ficamos escondidos lá durante 8 horas. Ele praticamente salvou mais de 80 ‘molecão’. Aqueles cavaleiros todos caíram e não sei de onde o frei tirou tantas bolinhas de vidro.”
Tanta perseguição viria a fazer com que a mãe e a avó de Wady tingissem as camisas verdes do ainda rapaz integralista para que ele não fosse reconhecido. “Mamãe era contra. Um dia eu voltei para casa e vi que ela tinha tingido todas as camisas de azul”, diz o veterano.
“Ele não era comunista, mas sim integralista. Ele queria o bem da nação, tanto é que a igreja apoiava Plínio Salgado”, afirma a filha de Wady, Maria Alice Calixto, de 70 anos. “Na época, as idéias de Plínio Salgado eram fantásticas, mas hoje ele nem se elegeria vereador”, completa Alice.
Ao mesmo tempo em que seguia no integralismo, Wady Calixto cursava o ensino médio no Colégio Arquidiocesano. “No colégio Marista fiquei interno durante muito tempo. Depois me tornei bacharel em Ciências e Letras.”
Segundo Maria Alice, seu pai tem o hábito de se referir ao Colégio Arquidiocesano como ‘Marista’ porque era o nome pelo qual a escola era mais chamada na época. “É um dos colégios dos irmãos Marista”, explica. “Lá meu pai foi companheiro, de sentar no mesmo banco, do homem que hoje é arcebispo em Maringá”, acresce.
Naquela época, uma das melhores recordações de Wady é do dia em que deixou a revolução e retornou para casa. “Voltei depois de 28 dias de a revolução ter acabado. Nós estávamos escondidos em muitos lugares, porque a meninada tinha medo das conseqüências, e os que contribuíram para nos esconder foram os padres católicos. Eles ajudaram demais”, diz ele. “Quando voltei para casa a gente via mamãe chorando e, de repente, aquele alegria tremenda que não tinha nem tamanho”, ri.
Hoje em dia, Calixto se orgulha de ter feito parte da Revolução Constitucionalista, mas espera que os motivos que levaram São Paulo a pegar em armas em 32 não voltem a sondar o Brasil. “Acho que era necessário defender o direito do povo, como até hoje é necessário”, avalia o ex-combatente. “Mas já foi, o tempo passou todo. Tomara que nunca mais tenha nada daquilo no Brasil. Tomara que nós tenhamos presidentes fora de série, como Juscelino.”
A vida longe de São Paulo
Em 1937 Wady deixou São Paulo e foi para a cidade paulista de Ituverava, onde se casou com Iolanda Pirro, com quem teve quatro filhos. A primeira providência da esposa foi jogar fora tudo que o veterano possuía do movimento integralista. “Ela achou que eu estava abusando demais”, Calixto dá risada.
A partir do casamento, a vida do ex-combatente passou a ter menos manifestos e mais trabalho. Dessa forma, Wady conseguiu um emprego no Banco do Brasil, mas que não durou muito tempo, pois, segundo o veterano, ele acabou fazendo uma “palhaçada”. “Fiquei no Banco do Brasil somente um ano e pouco porque eu fiz uma tremenda palhaçada. Dei um empurrão no prefeito que apareceu na agência porque eu achei que ele estava falando besteira, mas ele era um palhaço para mim”, confessa. ”O meu gerente, que era meu co-cunhado e meu padrinho de casamento me pôs para fora.”
Para Maria Alice, a sorte de seu pai foi sair do Banco do Brasil, pois ele foi trabalhar como fazendeiro algodoeiro, numa propriedade que adquiriu em Mato Grosso, aonde veio a ganhar muito dinheiro. “Ele tinha 600 mil alqueires na Chapada dos Guimarães”, expõe a filha do veterano.
No entanto, Wady perdeu tudo quando um incêndio atingiu a plantação de algodão num momento em que ele já havia adiado diversas vezes o momento de fazer o seguro da propriedade. “Lá devia ter mais de 300 mil arrobas de algodão. Joguei fora a fazenda que eu tinha e não chorei não, nunca olhei para trás. Ninguém perdeu um tostão. Foi um erro meu”, diz o veterano orgulhoso. “Graças a Deus que os meus funcionários receberam até o último tostão, apesar de que se ainda estivesse tudo inteiro poderia ser uma salvação fora de série para muita gente.”
Desde 1947 o ex-combatente mora na cidade de Londrina, no Estado do Paraná, entre 18 netos e 17 bisnetos. Ao pensar na ramificação de sua família, Wady considera-se um homem realizado. “Sinto-me uma maravilha. É gratificante. Meus netos são uma maravilha, meus bisnetos são uns amores”, agradece Calixto, que possui um carinho especial por duas netas. “A Natália está fazendo 22 anos e está no 2º ano de Direito. Já a última neta, a Iolanda, de 20 anos, que tem nome da minha esposa, está fazendo o 1º ano de Direito.”
9 de julho e 2 de outubro de 2008
No dia 9 de julho de 2008, Wady Calixto foi um dos 21 veteranos da Revolução Constitucionalista a desfilar na parada do 76º aniversário do movimento, realizado na avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Para ele, a comemoração foi uma “maravilha”. “No desfile do Ibirapuera o que tinha de carro do Estado, da Prefeitura, era um mundo. A coisa mais bonita que eu vi foi o Exército com seus cavalos e cachorros, mas o que mais me impressionou foi a quantidade de carros que o Estado tem.”
Já no dia 2 de outubro de 2008, na cerimônia religiosa dentro do Monumento Mausoléu, realizada no histórico dia do cessamento das hostilidades entre legalistas e paulistas, o ex-combatente foi condecorado com a Medalha Pedro de Toledo, da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.
O recebimento desta honra, nas palavras do coronel da Polícia Militar subcomandante, Daniel Barbosa Rodrigueiro, tem um altivo significado. “Ostentar a Medalha Pedro de Toledo é motivo de orgulho. Mais que um metal forjado e modelado, ela é o símbolo dos ideais de liberdade manifestos em 1932.”
Segundo Wady, esta foi a segunda medalha que ele recebeu, sem contar o pin de lapela da Sociedade Veteranos de 32, que afixaram em seu paletó durante o desfile cívico de 9 de julho. “A primeira medalha que recebi foi no tempo do integralismo. Só agora recebi a segunda”, explica o veterano, mostrando sua conquista com muito orgulho e felicidade.
A medalha passou a ser sua inseparável companhia, assim como a foto de Nossa Senhora Aparecida, que deixa sempre guardada no bolso da camisa, da mesma forma que faziam quase todos os soldados constitucionalistas em 1932. “Jesus Cristo, São José e Maria Santíssima formam a bendita trindade. Sou adepto principalmente de Nossa Senhora Aparecida e carrego sua imagem para toda parte”, conclui o veterano ao mesmo tempo em que revela uma fotografia de sua esposa, Iolanda, anexada às figuras de Jesus, Maria e José.

SÃO PAULO registrou hoje de madrugada a menor temperatura do ano, 8,7ºC, segundo o INMET. Mas essa marca pode ser batida amanhã, com a previsão de 8ºC logo ao amanhecer. Até hoje a temperatura mínima registrada na capital havia sido de 8,8ºC no dia 15 de julho. O recorde histórico do mês de setembro é de 1943, quanto os termômetros marcaram 2,3ºC na capital.

Morto com 18 tiros no final da noite de ontem, dia 26, o ex-justiceiro FLORISVALDO DE OLIVEIRA, de 53 anos, o CABO BRUNO, não temia ser assassinado. A firmação foi feita ao JORNAL DA TARDE quatro dias antes do crime. “Não creio que eu corra risco de vida”, disse. A declaração foi dada no domingo, logo após ele ter acabado de ser consagrado pastor da Igreja REFÚGIO EM CRISTO, em TAUBATÉ. Foi um diálogo breve e ele pediu para que a conversa não fosse revelada pela reportagem. Autor de mais de 50 assassinatos na zona sul de SÃO PAULO nos anos 1980, CABO BRUNO acreditava que havia sido perdoado pelo crime. “Antes de sair, me foi passada a informação de que o PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL fez um debate para discutir o que seria feito comigo. As lideranças disseram para não fazer nada. Hoje, sou outra pessoa e o crime respeita aqueles que mudam”, afirmou. O ex-justiceiro ainda reclamou da imprensa, que repetia com insistência que ele seria visto como um troféu para o PCC. ‘Parece que os jornalistas querem instigar isso’, disse.
O assassinato do CABO BRUNO aconteceu 34 dias após ser libertado, depois de 27 anos preso. Ele foi morto na frente de sua casa, em PINDAMONHANGABA, VALE DO PARAÍSO. O agora pastor voltava de uma igreja evangélica na cidade vizinha, APARECIDA. A policia ainda não sabe quem cometeu o crime, mas já tem clara a motivação: vingança. No dia da morte, CABO BRUNO não fugiu à rotina e voltava de um culto, às 23:47 horas. Segundo testemunhas, virou alvo fácil para dois homens que se aproximaram rapidamente do ASTRA onde estava com a mulher, a enteada, a filha dela e o genro. Os criminosos dispararam pelo menos 18 vezes, com pistolas calibre ponto 45 e 380. Todos os tiros foram direcionados para o rosto, o peito e o pescoço do ex-justiceiro, eu estava no bando de trás e descia do carro quando foi alvejado. Ninguém mais se feriu.
Na seqüência, os matadores seguiram na direção dos trilhos do trem, que cortam o bairro, sem levar nada. A polícia foi chamada, mas ele já estava morto. Durante o velório, o genro do CABO BRUNO, de 26 anos, contou que não sabe o que se deu. “Estava muito escuro. Meu carro tem filme e chovia bastante. Na hora em que tudo aconteceu, nós nos abaixamos”, afirmou. O corpo do CABO BRUNO foi velado até às 18 horas de hoje na Santa Casa de PINDAMONHANGABA, de onde foi transferido para CATANDUVA, onde deverá ser enterrado no Cemitério NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, no início da tarde de amanhã.
O delegado titular do 1º DP de PINDAMONHANGABA, VICENTE LOURENÇO LAGIOTO JÚNIOR, ainda não tem pistas. Oficialmente, ouviu apenas o genro do CABO BRUNO. Ele só descartou a possibilidade de que tenha ocorrido um assassinato para evitar que o ex-justiceiro contasse o que sabia do passado de mortes. “Os crimes dele já foram apurados, não havia razão para uma queima de arquivo.” A hipótese foi levantada porque CABO BRUNO, apesar de dizer que queria viver uma nova vida, relatava seu passado em testemunhos religiosos. “Para contar a mudança pela qual passou nos depoimentos na igreja, tinha de contar também o que havia feito no passado, relembrando tudo”, observou LAGIOTO.       

O PM ANDRÉ PERES DE CARVALHO, de 40 anos, foi executado com três tiros de fuzil, pelas costas, ao sair de sua casa hoje pela manhã, no BUTANTÃ, zona oeste de SÃO PAULO. CARVALHO estava na altura do número 3.303 da Avenida CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES quando foi surpreendido por dois homens encapuzados em uma moto, por volta das 5:50 horas. O PM foi levado para o Pronto Socorro da Universidade de São Paulo (USP), mas não resistiu aos ferimentos. É a primeira morte de um integrante da ROTA entre os 20 policiais militares assassinados desde maio no Estado. Nem no período de ataques do PCC às forças do Estado entre maio e julho de 2006, quando 57 policiais e agentes carcerários foram assassinados, houve registro de vítimas entre homens da ROTA. Nos últimos quatro meses, o número de suspeitos mortos em confrontos com a tropa da PM cresceu 46%. Com 20 anos de corporação, o soldado assassinado hoje estava em seu carro, saindo da clínica ortopédica onde morava, em um dos quartos do fundos. Segundo vizinhos e colegas, o PM fazia “bico” como segurança para dezenas de comerciantes ao longo da CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES.  

O júri do MASSACRE NA CASA DE DETENÇÃO foi marcado para 28 de janeiro de 2013 no Fórum da BARRA FUNDA, na zona oeste da capital. A decisão é do juiz da Vara do Júri de SANTANA, JOSÉ NARDY MARZAGÃO. No dia 2 de outubro de 1992, a polícia invadiu a penitenciária para conter uma rebelião no presídio. A ação, comandada pelo CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, deixou 111 mortos. Na decisão, o juiz determinou ainda que sejam requisitadas as folhas de antecedentes dos 28 acusados. 

Sete anos depois de ter acusado a existência de pagamentos a parlamentares da base do governo LULA, o deputado federal cassado ROBERTO JEFFERSON foi condenado hoje por corrupção passiva. Os deputados e ex-deputados que receberam dinheiro do mensalão foram condenados por corrupção passiva pela maioria dos ministros do STF. E a tese de que o mensalão foi um esquema de caixa dois de campanha, como alegado pelos partidos e pelo governo LULA, também foi rechaçada. JEFFERSON, o deputado VALDEMAR COSTA NETO, e os ex-deputados JOSÉ BORBA, PEDRO CORRÊA, ROMEU QUEIROZ e BISPO RODRIGUES foram condenados por receber dinheiro e, em troca, conforme avaliou a maioria dos ministros, votar favoravelmente a projetos do governo.

Quem agora assiste às disputas do MMA e nasceu depois dos anos 1970, não teve a chance de acompanhar o telecatch brasileiro, também conhecido como luta-livre. Muito popular no BRASIL no século passado, a luta livre é uma espécie de teatro, que ainda faz bastante sucesso nos ESTADOS UNIDOS e no MÉXICO. Os resultados são combinados e os lutadores incorporam personagens. Hoje, os fãs dessa modalidade “esportiva” perderam um grande ídolo: TED BOY MARINO. Batizado MARIO MARINO e nascido na ITÁLIA, em outubro de 1939, TED BOY MARINO cresceu em BUENOS AIRES, na ARGENTINA. Pouco tempo depois de chegar ao BRASIL, aos 24 anos, o lutador foi contratado pela extinta TV EXCELSIOR. Na emissora, TED BOY obteve grande sucesso ao derrotar vilões como AQUILES, RASPUTIM e BARBA NEGRA. “É um show para a família. E é preciso ter sempre um vilão”, contou TED BOY, que era o mocinho, em entrevista ao DIÁRIO. Com suas participações na luta livre, passou a ser um dos principais ídolos de sua geração. Ele integrou a primeira formação de “OS TRAPALHÕES”, quando o programa ainda se chamava “OS ADORÁVEIS TRAPALHÕES”, ao lado do cantor WANDERLEY CARDOSO, do ator IVON CURY e do comediante RENATO ARAGÃO. “Foi um sucesso tão estrondoso que a GLOBO acabou comprando o meu passe”, lembrava-se. ‘Na GLOBO participei de quatro programas e aparecia quase que diariamente na telinha. De segunda a sexta tinha “Os Astrais”, na parte da tarde, onde eu apresentava desenhos animados. Também de segunda a sexta, antes do “JORNAL NACIONAL”, entrava a minha novelinha “ORION IV x TED BOY MARINO”, onde eu combatia vilões. Nas terças, era a vez do “Ô QUE DELICIA DE SHOW”, um programa de variedades, onde eu apresentava cantores e números circenses, junto com a atriz CÉLIA BIAR. Aos sábados o grande clímax do “TELECATCH”, no horário nobre das 21h às 22 h, e também aos domingos (em SÃO PAULO ao vivo).” Atualmente, o astro das lutas e da TV vivia no RIO DE JANEIRO e lamentava a distância das câmeras e do público. “Estou abandonado. De vez em quando, aparece alguém para me entrevistar, mas me sinto abandonado”, afirmou TED BOY MARINO ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO. TED BOY morreu hoje à noite, aos 72 anos, no Hospital PRO-CARDÍACO: não resistiu a uma cirurgia de emergência. 

As forças leais ao ditador da SÍRIA, BASHAR ASSAD, mataram 343 pessoas na quarta-feira, dia 26, afirmaram os Comitês de Coordenação Local, representantes no país dos insurgentes que tentam derrubar o regime há 18 meses. Esse é o maior número de mortes registrado num único dia desde o início dos confrontos contra o regime. A ONU afirmou que os refugiados do conflito sírio serão mais de 700 mil até o fim do ano.  As autoridades sírias enviaram hoje mensagens de texto para celulares de todo o país com uma mensagem aos insurgentes: “FIM DO JOGO”. Assinadas pelo Exército sírio, as mensagens exigiam que os rebeldes entregassem suas armas e alertavam que o prazo para que combatentes estrangeiros deixem o pais se esgotou. Aparentemente, os textos são parte da guerra psicológica que o regime trava contra seus opositores, mas é improvável que surtam algum efeito prático. Segundo os dissidentes, as tropas oficiais lançaram hoje ataques de artilharia e bombardeios contra HAMA, LATAKIA e ALEPPO – e 71 pessoas morreram no país em razão de ações armadas.

SIMBOLO

A curta estadia do robô CURIOSITY em solo marciano – são apenas sete semanas no planeta vermelho – já rende frutos científicos incalculáveis, informou hoje a agência espacial dos EUA (NASA). O robô enviou imagens de pedras e areia que os cientistas afirmam ser o leito  de um rio que secou “há vários bilhões de anos”. Os especialistas da NASA usaram uma imagem tiradas de um rio seco aqui da Terra e a fotografia enviada pelo CURIOSITY para mostrar as semelhanças entre as formações.   
MMDC
     
“SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

Evento do Dia 27 de Setembro de 2012 – 19:00h
Local: Colégio Tobias de Aguiar

Solenidade Alusiva ao Aniversário de São Miguel,  Aniversário do MMDC LESTE e Comemoração dos 80 Anos da Revolução da Juventude Constitucionalista de 32

Roteiro do Mestre de Cerimônia

Abertura pelo Mestre de Cerimônias
Senhoras e Senhores, Boa Noite!
A Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, com imensa felicidade organiza esta reunião para relembrarmos o evento mais importante que houve para a história do Estado de São Paulo e para o Brasil, e um dos acontecimentos  mais significativos para a nossa Nação, onde um povo lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito, exigindo do seu governante  a elaboração da Constituição Federal. Este marco histórico que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932, teve os seus mártires que foram os 04 (Quatro) Jovens, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cuja iniciais formam a sigla MMDC e complementam a denominação da Sociedade Veteranos de 32. Quatro jovens que com o sacrifício da própria vida no dia 23 de maio de 1932 derramaram o seu sangue em nosso solo sagrado do Estado de São Paulo, e, tombaram em defesa deste tão nobre ideal democrático, e em cuja memória foi instituído o Dia da Juventude Constitucionalista.

Início
Anuncio e Cumprimento das Autoridades, dando-se as Boas Vindas e uma Muito Boa Noite a todos, explicitando sobre a impossibilidade de não comparecimento do Ilustre Pres da Soc Vet de 32-MMDC: Cel Mario Fonseca Ventura, que noticiou não poder comparecer devido ao falecimento de mais um combatente de 32, nesta data(27Set12) por volta de 17:00h, e por tal motivo de força maior, deteve-se em se solidarizar com os familiares do combatente falecido .

Canto do Hino Nacional Brasileiro
Convidamos a todos os presentes para que se coloquem de pé, e em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro, com letra de Joaquim Osório Duque Estrada e Música de Francisco Manuel da Silva.

* Entrada do Pavilhão Nacional
Neste momento, solicitamos aos presentes cuja condição física o permita para que fiquem de pé em sinal de respeito para a entrada do Pavilhão Nacional conduzido pelo(a): Sd PM Stive da Cia FT do “2 de Ouro”, que ocupará posição de destque.

- OUTORGA DE MEDALHAS:
MMDC LESTE:
O MMDC LESTE, é um Núcleo, filiado à sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que foi criado em 2007, sendo oficializado por Assembléia Geral Eleitoral em Julho de 2011.
Com o intuito de dar continuidade ao profícuo trabalho que sempre foi desenvolvido pela Soc Vet de 32-MMDC, o Núcleo MMDC Leste, criou 3 Medalhas: 1º) o Colar Cruz de Hnra Constitucionalista (+ alta honraria), 2º)a Medalha Esplendor de São Miguel; e 3º) a Medalha Mérito Constitucionalista; medalhas estas que objetivam galardoar personalidades que se destacam na sociedade, com o objetivo maior de divulgar a Epopéia de 32.

MEDALHA: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
-Convocação das autoridades que prestarão as homenagens
Eu estarei como presidente do MMDC Leste condecorando os homenageados, e também
Convoco as seguintes autoridades para me auxiliar na entrega das comendas:
- o 2º Ten PM José Gomes de Araujo Filho – vice-pres do MMDC Leste;
- o Cb PM Rosalin Dias Primo – Diretora Administrativa do MMDC Leste;
para efetuarem as entregas dos colares.
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

Convidamos para receber a medalha:
MEDALHA: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Maj PM Walter Mendes Magalhães Junior
S Cmt da ROTA
2
Cap PM Djalma Lucio Salgado Pinto
Cmt 4ª Cia 29ºM
3
Sub Ten PM Evaldo Ferreira Batista
3° Gp Bomb-S M.e Itaim Pta
4
1º Sgt PM José Ferreira
Mantenedor Col Tobias Aguiar
5
Sd PM Edilson Severino de Santana
2ª Cia do 29º BPM/M
6
Sr. Wilson Roberto Primo
Patrocinador do site MMDC LESTE
7
Sr. Domingos dos Santos Pantaleão
Leites Gegê
8
Sr. Marcos Romanoski
Ger Rel Inst Nitroquimica
9
Sra. Junia Mara Caldeira
Votorantim Metais
10
Sr. Marco Antonio de Mattos
Superintendência Corporativa de Segurança do SANTANDER
11
Dr. Mario João Salviatto
Médico Hosp. Sta Marcelina
12
Sr. Yoshishigue Mikan
Ass Nikey S Miguel
 (Recebimento da Comenda)

 (aplausos...) (Os Agraciados podem retornarem aos seus locais de origem)
*   *   *
MEDALHA: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
-Convocação das autoridades que prestarão as homenagens
Eu estarei como presidente do MMDC Leste condecorando os homenageados, e também
Convoco as seguintes autoridades para me auxiliar na entrega das comendas:
- o 2º Ten PM José Gomes de Araujo Filho – vice-pres do MMDC Leste;
- o Cb PM Rosalin Dias Primo – Diretora Administrativa do MMDC Leste;
para efetuarem as entregas dos colares.
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

Convidamos para receber a medalha:

MEDALHA: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia

1ª Etapa
1
Cap PM José Luiz Gonçalves
Cmt 1ª Cia COE do 4° BPCq
2
1° Ten PM Carlos Geraldes Monteiro
Of. P/1 do 48°M
3
1º Ten PM Marco Antonio Vidal Neves
Empresário Cygnus
4
Sub Oficial José Ivan Rodrigues
Aeronáutica – PAMA - Sec
5
 Inspetor GCM Antonio Ramos
Inspetoria S Miguel
6
Sd PM Edvan da Silva Oliveira
2ª Cia do 29ºM
7
Sd PM Neusa de Carvalho Brandão
PROERD - 29°M
8
Sra. Adenéia Carvalho Santana
Mantenedor Col Tobias Aguiar
9
Profº Isaias Pereira de Souza
Dir Reg Educação
10
Sr. Jair Sipioni
Diretoria Reg Educação
11
Sr. Anderson Benedito Estevam de Arruda
Administrador Empresa
12
Sr. Denis Matias Leão
Corretor Seguros
13
Sr. Rodrigo Vitalino da Silva Santos
Advogado
14
Sr. Randal de Paula
Empresário Cabid’s
15
Sr. Paulo Cesar de Mello Horta
Bancário
16
Sr. Claudionor Correa Leão
Maçonaria



(Recebimento da Comenda)

 (aplausos...) (Os Agraciados podem retornarem aos seus locais de origem)
*   *   *
MEDALHA: “SOLAR DOS ANDRADAS”
-Convocação das autoridades que prestarão as homenagens
Convoco as seguintes autoridades para me auxiliar na entrega das comendas:   
- o Sr. Marcelo Iqueuti – Pres da SOAMI;
- o O Sr. Marcelo Bôer – Pres do Cons Deliberativo da SOAMI;
para efetuarem as entregas das comendas.
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

Convidamos para receber a medalha:
MEDALHA: “SOLAR DOS ANDRADAS”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
1° Ten PM Ronaldo Cezar Possato Venâncio
4° BPChq - COE
2
1° Sgt PM Antonio Carlos de Souza
4° BPChq - COE
3
2º Sgt PM Alexandre José de Araújo
FT “2 de Ouro”
4
Sd PM Marcelo Curty
4° BPChq - COE
5
Subtenente de Intendência Iazid Nasri Franzen Khoury
SOAMI
(Recebimento da Comenda)

 (aplausos...) (Os Agraciados podem retornarem aos seus locais de origem)

*   *   *
COLAR: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
-Convocação das autoridades que prestarão as homenagens
Eu estarei como presidente do MMDC Leste condecorando os homenageados, e também
Convoco as seguintes autoridades para me auxiliar na entrega das comendas:
- o 2º Ten PM José Gomes de Araujo Filho – vice-pres do MMDC Leste;
- o Cb PM Rosalin Dias Primo – Diretora Administrativa do MMDC Leste;
para efetuarem as entregas dos colares.
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

Convidamos para receber a medalha:
COLAR: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Exmº Sr. Gen Exercito Adhemar da Costa Machado Filho
CMSE
2
Cel PM Jose Mauricio Weisshaupt Perez
Cmt APMBB
3
Cel PM Luiz Massao Kita
Subprefeito S Miguel
4
Cel PM João dos Santos de Souza
Subprefeito Itaim Pta
5
Ten Cel PM Carlos Alberto Protti
Cmt 29º BPM/M
(Recebimento da Comenda)

 (aplausos...) (Os Agraciados podem retornarem aos seus locais de origem)
*   *   *
MEDALHA: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
-Convocação das autoridades que prestarão as homenagens
Eu estarei como presidente do MMDC Leste condecorando os homenageados, e também
Convoco as seguintes autoridades para me auxiliar na entrega das comendas:
- o 2º Ten PM José Gomes de Araujo Filho – vice-pres do MMDC Leste;
- o Cb PM Rosalin Dias Primo – Diretora Administrativa do MMDC Leste;
para efetuarem as entregas dos colares.
-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

Convidamos para receber a medalha:
MEDALHA: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”

2ª Etapa
17
Cap PM Paulo Cesar Barboza de Sousa
Cmt 2ª Cia do 29° M
18
Cap PM Sergio Cepeda de Aguiar
Ind Cap Anisio
19
Sub Ten PM Mauricio Bossio
SJD “2 de Ouro”
20
2° Sgt PM Divino Antonio Antonichelli
COE – 4° BPChq
21
3° Sgt PM Fabio Silva
CGP 4ª Cia do 29°M
22
Sd PM Mauricio Moura Bernardo
ROCAM do “2 de Ouro”
23
Sd PM André Ribeiro Reis
4ª Cia do 29°M
24
Sd PM Renato da Silva Ribeiro
4ª Cia do 29°M
25
Sr. Odair Stersa
Empresário Autocenter Brumas
26
Sr. Roberto Brunelli
Contador / Professor
27
Sra.Tizuko Hassegawa Mikan
Ass Nikey S Miguel
28
Sr. Eurico dos Santos
Colaborador de S Miguel
29
Sr. Aristoteles Vianna da Silva
Empresário TJ Tintas
30
Sr. Roberto Benfati
Empresário
31
Sr. Silvio Aparecido Tamura
Advogado
32
Sr. Isaias Batista Lemonge   (??? Confirmar sobrenome)
Ind. Nonô
(Recebimento da Comenda)

 (aplausos...) (Os Agraciados podem retornarem aos seus locais de origem)

*   *   *
MEDALHA: “GOV. PEDRO DE TOLEDO”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Dr. Adilson Jorge Donofrio
Del Titular 22° DP
2
1º Ten PM Marcos Ono Honda
Dentista do CSM/MM
3
Cb PM José Carlos Tenório Feitosa
29°M
4
Sd PM Adilson Bernardo dos Santos
29º BPM/M
5
Sr. Fabio Eduardo Guimarães Macedo  (família “Pedroso” desde1876)
Comerciante Federal Service
6
Sra. Profª Sonia Maria Fioranelli Fernandes
Professora
7
Sr. Edson Camargo Brandão
Advogado
8
Sd Temp  PM Evelyn Souza Galvâo
CIPM

MEDALHA: “CAP SYNÉSIO DE MELO E OLIVEIRA – MMDC S. José Rio Preto”
 -Sd PM Fabio Antonio de Lima – Assessor do MMDC LESTE

*   *   *
Palavras de mais Alta Autoridade presente
Neste momento, convidamos o Sr. Exmº Sr. Gen Exercito Adhemar da Costa Machado Filho – Comandante Militar do Sudeste, a vir à frente, colocando-se em local de destaque, e, fazer uso da palavra.

Palavras do Presidente da Soc Vet de 32-MMDC (Substituído pelo Pres Núcleo MMDC LESTE)
Neste ato, representando o Pres da Soc Vet de 32-MMDC: Cel PM Mario Fonseca Ventura, convidamos o Sr. 1º Ten PM Natanael Soares dos Santos – digno Presidente do Núcleo MMDC LESTE para fazer uso da Palavra, no qual irá divulgar o trabalho e atividades que vem sendo desenvolvidas por esta Instituição MMDC, dando-se ênfase à “Campanha dos 500 Novos Associados” da Soc Vet de 32-MMDC.

ENCERRAMENTO
Agradecemos a presença de todos, corroborando os Parabéns para todos os agraciados com o recebimento de suas respectivas medalhas, pois são todos merecedores. Boa Tarde a todos.

2 013    :    -     SEXTA—FEIRA
Ontem à noite recebi o roteiro da sessão solene que acontecerá à noite na Câmara Municipal de São Paulo. Coloquei os nomes das personalidades escolhidas em meu blog. Essa sessão solene é uma proposta do Vereador CORONEL PM TELHADA, atualmente ocupando o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo do nosso núcleo MMDC-LESTE.
Relembro que no ano passado, também no 27 de setembro, o NÚCLEO MMDC-LESTE realizava uma solenidade para entrega das medalhas criadas por esse núcleo no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR.
Recebemos o BOLETIM INFORMATIVO nº 1 das atividades do Vereador CORONEL PM TELHADA, muito bem feito, com ênfase para “SEMÁFOROS DURANTE A MADRUGADA DEVERÃO FICAR NO AMARELO PISCANTE”. Trata-se da Lei 15.813 sancionada pelo Prefeito FERNANDO HADDAD, no dia 17 de junho deste ano. O projeto de lei 84,/2013 foi de autoria do vereador CORONEL PM TELHADA. Publica uma excepcional galeria de fotos de autoria do RODOLFO ARTHUR, focalizando momentos do vereador em suas sessões. Fala da SALVA DE PRATA destinada à Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo – APMDFESP.
Apenas comete um erro grosseiro no artigo “SESSÕES SOLENES”. Quando diz “as sessões solenes em homenagem à Revolução de 32 é uma parceria do CORONEL TELHADA com a Associação MMDC LESTE.......” comete o lapso de citar o nosso NÚCLEO MMDC-LESTE como sendo uma associação. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC é a associação. Os núcleos são braços da enorme associação que propaga a Revolução Constitucionalista de 1932 em todo o Estado de São Paulo. Somente no interior temos 20 núcleos, com projeto para a criação do Núcleo de ITAPECERICA DA SERRA em 15 de novembro próximo. Como o boletim informativo está sendo distribuído para milhares de pessoas, esse erro clamoroso poderá induzir que o nosso núcleo da zona leste esteja se transformando em uma associação, o que é uma aberração histórica.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nesta tarde, chamam-me a atenção pelo que consta do boletim informativo do vereador CORONEL PM TELHADA. Também um telefonema da própria Câmara Municipal alerta-me para essa situação.
O expediente de hoje é muito corrido. Os eventos marcados para a semana que vem, principalmente com relação à cerimônia de 1º de outubro na sede da Sociedade, ao evento de 2 de outubro na frente do Quartel General do Comando Geral da PMESP (poderá ser realizado no salão nobre, conforme telefonema do CAPITÃO PM LUIZ ANTÔNIO, do C Com Soc), à revitalização do Núcleo MMDC-GUARULHOS, na tarde do dia 2 de outubro; à solenidade de entrega das medalhas do núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, que acontecerá no dia 3 de outubro.
A NORMA, do gabinete do vereador TONINHO PAIVA, também me telefona para alguns entendimentos quanto à sessão solene que acontecerá na noite de 4 de outubro de 2013, na Câmara Municipal, quando teremos homenagens a doze integrantes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Hoje assino os “DIPLOMAS DE GRATIDÃO”, elaborados pelo gabinete do vereador, que serão entregues na ocasião.
Um momento triste nesta tarde é quando a MARINEI vem expor uma situação que deixará a Sociedade numa situação difícil. Ela foi procurada para assumir um serviço bem mais rendoso. Tem até o mês de novembro para se decidir. Não posso, de maneira alguma, interromper o destino da funcionária. Apenas preciso de tempo útil para a procura de uma pessoa que possa substituí-la. Isso é lamentável para a nossa organização.
Permaneço no MMDC até o momento de ir para a Câmara Municipal, no horário das 19:30 horas. Nesta noite importantíssima para a Sociedade, temos a entrega das medalhas do nosso núcleo MMDC-LESTE, bem como outras honrarias de organizações que também aproveitam a sessão solene proposta pelo vereador CORONEL PM TELHADA como As Forças de Paz do Brasil, que hoje lança a Medalha “MÉRITO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL”. A ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE também entrega a sua honraria a algumas personalidades.           

“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Solenidade Alusiva à Comemoração dos 80 Anos da 1ª Carta Constituinte Pós Revolução Constitucionalista de 1932
 
Evento do Dia 27  de Setembro de 2013 – 19:30h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo (Palácio Anchieta)
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar
 
 




REALIZAÇÃO: SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e  NÚCLEO MMDC LESTE
1ª Etapa:

Lançamento da Medalha: “MÉRITO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL – Grau Cavaleiro”
Nome
Cargo/Função
Honraria
Vereador José Américo
Pres Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo
Grau Cavaleiro
Vereador Cel PM Paulo Adriano L. L. Telhada
Pres Conselho Deliberativo ABFIP ONU
Grau Cavaleiro
Ten Cel EB Fernando Henrique Sobrinho
"Boina Azul Timor Leste" - Chefe da 4ª CSM
Grau Cavaleiro
Ten Cel PM Deufranio Deufranio Barbosa de Carvalho
Cmt 37º BPM/M
Grau Cavaleiro
Ten Cel EB Antonio Reginaldo Blaszkowski
Fiscal ADM 4ª CSM
Grau Cavaleiro
Sr. Idalino Guedes
"Boina Azul 14º Contg. Btl. Suez" - Vice Pres ABFIP ONU
Grau Cavaleiro
Sr. Marcos Vinicius Polloni
Empresário - Cônsul da ABFIP ONU
Grau Cavaleiro
Comendador João Juvenal de Souza Mello
Empresário - Cônsul da ABFIP ONU
Grau Cavaleiro
Dr. José Roberto Oliveira da Silva
Advogado - Cônsul da ABFIP ONU
Grau Cavaleiro
Dr. Antonio Cardoso Filho
Advogado - Cônsul da ABFIP ONU
Grau Cavaleiro
Dr. Alberto Jabur
Cônsul Honarário da Guiné
Grau Cavaleiro
Dr. Antonio Basile
Empresário
Grau Cavaleiro
Sr. José Maria Leal
"Boina Azul 14º Contg. Btl. Suez" – Cons Fisc ABFIP ONU
Grau Cavaleiro
Pr. Ary Osvaldo Meira de Paulo
Cônsul ABFIPONU
Grau Cavaleiro
Dr. Paulo Esteves
Advogado
Grau Cavaleiro
Dr. Abnézer Lima da Silva
Presidente da Construtora Ajax
Grau Cavaleiro
Ten PM Natanael Soares dos Santos
Presidente do Núcleo MMDC Leste
Grau Cavaleiro
Ten EB Edison Lemes Peres
Chefe Gabinete Serviço Inteligência da 2ª RM
Grau Cavaleiro
Sub Ten Marco Aurélio Nunes Brasil
"Boina Azul 19º Contg. Haíti" - Enc. Mat. 5ª Cia Fuzileiros
Grau Cavaleiro
2ª Etapa:
Colar: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA do mmdc leste”
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
Cel PM Jairo Paes de Lira
Dir. Clube Oficiais da PMESP
Colar
2
Cel PM Carlos Celso Castelo Branco Savioli
Cmt do CPChq
Colar
3
Cel PM Glauco Silva de Carvalho
Cmt da DPCDH
Colar
4
Cel PM Alexandre Marcondes Terra
PMs de Cristo
Colar
5
Ten Cel PM Edson Luiz Gaspar
Cmt Intº GRPae
Colar
6
Ten Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira
Ch Gabinete C Mil
Colar
Homenagem à Diretoria e Integrantes da SOAMI
Medalha:“ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
Cap Inf EB Flávio dos Santos Gonçalves
SOAMI
Esplendor S Miguel
1º Ten R2 EB Beatriz Vilhena Moraes Saldanha
SOAMI
Esplendor S Miguel
2º Ten Inf EB André Contri Dionizio
SOAMI
Esplendor S Miguel
2º Ten Eng EB Edson Cirino Filho
SOAMI
Esplendor S Miguel
2º Ten Cav EB Henrique Peixoto Kosovsky
SOAMI
Esplendor S Miguel
Ten Eng R2 Diego Moreira Francisco
SOAMI
Esplendor S Miguel
Ten Art R2 Roberto Lancellotti Zuccaro
SOAMI
Esplendor S Miguel
Sr José Eduardo de Sá Morais Bastos
SOAMI
Esplendor S Miguel
Medalha: “ JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO”
Nome
Cargo/Função
Honraria
Exmo Dr José Américo
Presidente Camara Municipal de São Paulo
JMU
Ilmª Sra. Adenéia Carvalho Santana
Mantenedora do Colégio Tobias de Aguiar
JMU
Ilma Dra Daniela Carolina Costa e Silva
Advogada
JMU
Ilmo Sr Abbas Ahmad Hijazi
Empresario
JMU
1º Ten PM Fernando Aoyama Achiles
Cmt 4º Pel da 5ª Cia do 4º BPM/I
JMU
3ª Etapa:

Homenagem aos Patrulheiros do 49º BPM/M
QRU: Roubo do Supermercado em 10SET13 – Zona Norte/SP
Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
Cel PM Leonardo Torres Ribeiro
Cmt Policiamento Capital
Mérito Constitucional.
Cap PM Ricardo Moreira
Cmt 1ª Cia do 49º BPM/M
Mérito Constitucional.
3º Sgt PM Renato Fernandes Freire 
1ª Cia do 49º BPM/M
Mérito Constitucional.
Sd PM William Xavier Oliveira 
49º BPM/M
Mérito Constitucional.
Sd PM Luis Fernando de Assis 
49º BPM/M
Mérito Constitucional.
Sd PM  Elaine Alves Feitosa 
49º BPM/M
Mérito Constitucional.
Sd PM Jefferson Alexandre Salviatto 
49º BPM/M
Mérito Constitucional.
Sd PM Rosilene Trindade Lopes Machado
49º BPM/M
Mérito Constitucional.
Homenagem aos Integrantes do Corpo de Bombeiros
QRU do Desabamento do Prédio em São Mateus
Medalha:“ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
Maj PM Anderson Lima de Oliveira
Cmt do 3º GB
Esplendor S Miguel
Cap PM Alessandro da Silva
S Cmt do 3º GB
Esplendor S Miguel
Cb PM Fernando Martins Caetano
3º GB
Esplendor S Miguel
Cb PM Jorge Luis Teske
3º GB
Esplendor S Miguel
Sd PM Márcio Mendes
3º GB
Esplendor S Miguel
Medalha:“Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil”
Esplendor S Miguel
Ten PM Antonio Afonso Ferreira
3º GB
Esplendor S Miguel
Sgt PM Roberval Rodrigues Ferreira
3º GB
Esplendor S Miguel
Cb PM Marcelo Correia da Silva
3º GB
Esplendor S Miguel
Cb PM Eduardo de Rezende Silva
3º GB
Esplendor S Miguel
Sd PM Fabio Barbosa de Miranda
3º GB
Esplendor S Miguel

4ª Etapa:
Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL do mmdc leste”
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
Ten Cel PM Marcello Streifinger
Cmt do 3º BPChq
Esplendor S Miguel
2
Ten Cel PM Wagner Silvério de Souza
Cmt 6º GB
Esplendor S Miguel
3
Ten Cel PM Carlos Eduardo Smicelato
Cmt GBMar
Esplendor S Miguel
4
Ten Cel PM Eduardo Nocetti Holms
Cmt 4º GB
Esplendor S Miguel
5
Cap PM Rosemeire Aparecida Vitonto
C Com Soc
Esplendor S Miguel
6
Cap PM  Gilson Helio Jesus dos Santos
Ch AR do CPA/M-4
Esplendor S Miguel
7
Cap PM Joel Rocha
PMs de Cristo
Esplendor S Miguel
8
Cap PM Carlos Gomes Machado Neto
Cmt Cia FT do 28º BPM/M
Esplendor S Miguel
9
1º Ten David Serino da Cruz
C Mus
Esplendor S Miguel
10
2º Ten PM Sandro Rogerio Soares de Jesus
2 de Ouro
Esplendor S Miguel
11
2º Ten PM Ana Paula de Jesus Martins
CFP 2 de Ouro
Esplendor S Miguel
12
Sub Ten PM Misael Ferreira da Silva
C Mus
Esplendor S Miguel
13
Sub Ten PM Celso Luis da Silva
C Mil
Esplendor S Miguel
14
1º Sgt PM Roberto Carlos dos Santos  
Esplendor S Miguel
15
1º Sgt PM Wagner Nascimento Augusto
Correg PM
Esplendor S Miguel
16
2º Sgt PM Rodolfo Artur Teixeira Vieira
Assessor Fotógrafo Câmara Vereadores
Esplendor S Miguel
17
2º Sgt PM Julio Cesar de Freitas Avallone
DF (sra. Marília – mãe)
Esplendor S Miguel
18
Luciano Jacob Abdala
mmdc leste
Esplendor S Miguel
19
Cb PM José Araújo de Lima 
EEF
Esplendor S Miguel
20
Cb PM Robson Ferreira Amaro 
1ª Cia ROTA
Esplendor S Miguel
21
Sd PM Cleber Alessandro Rodrigues 
1ª Cia ROTA
Esplendor S Miguel
22
Sd PM Isaias Hofacher  Andrade
C Com Soc
Esplendor S Miguel
23
Sd PM Patrícia Andreotti Pineis
Cmdo Geral
Esplendor S Miguel
24
Sd PM Jonas Vieira Gonçalves
14º BPM/M
Esplendor S Miguel
23
Pr. Manoel Barbosa dos Santos
Pr. Igr. Universal Reino Deus
Esplendor S Miguel

5ª Etapa:
Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA do mmdc leste”
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
Ten Cel PM Gilberto Hernandes Junior
Cmt do 29° BPM/M
Mérito Constitucional.
2
Ten Cel PM Milton Augusto dos Santos
Ch P/1 Corpo Bombeiros
Mérito Constitucional.
3
Ten Cel PM Galdino Vieira da Silva Neto
Sub Cmt do GRPAe

4
Ten Cel PM Francisco Mango Neto
Cmt 43º BPM/I
Mérito Constitucional.
5
Ten Cel PM Lilian Marinetti Ojima Simião
Ouvidoria
Mérito Constitucional.
6
Maj PM Ana Rita do Amaral Souza Streifinger
DPCDH
Mérito Constitucional.
7
Maj PM Jorge Cesar Tonolli
Cord Op 43º BPM/I
Mérito Constitucional.
8
Cap PM Marililzi Scomparin Guedes Furtado
Ch P/1 do 51º BPM/I
Mérito Constitucional.
9
Cap PM Eliabe Guedes Furtado
Cmt 3ª Cia 51º BPM/I
Mérito Constitucional.
10
Cap PM Fernando Carmello Silva
APMBB Ch P/3 do 43º BPM/I
Mérito Constitucional.
11
William Sacco Mascarenhas Worth
Cmt Exército Constitucionalista de 32
Mérito Constitucional.
12
Dr. Domingos Nelson Martins

Mérito Constitucional.
13
Dr. Arles Gonçalves Junior 

Mérito Constitucional.
14
1º Ten PM Leonardo Tadeu Massari
43º BPM/I

15
2º Ten PM Haroldo Marques da Silva
P/4 do 43º BPM/I
Mérito Constitucional.
16
2º Ten PM Thiago Carola Paris
Cmt Pel FT do 43º BPM/I
Mérito Constitucional.
17
1º Sgt PM Ronaldo Nunes dos Santos 
SJD 2 de Ouro
Mérito Constitucional.
18
1º SGT PM Paulo Cesar Montalvão 
3ª Cia ROTA
Mérito Constitucional.
19
2º SGT PM Dorival Ramos dos Santos 
3ª Cia ROTA
Mérito Constitucional.
20
2º SGT PM Jonas Alves Nogueira Neto
2ª Cia ROTA
Mérito Constitucional.
21
2º SGT PM Rodrigo Manzzoni de Oliveira
4ª Cia ROTA
Mérito Constitucional.
22
Al Sgt PM Rodrigo Leno Pestana 
18º BPM/M
Mérito Constitucional.
23
Cb PM Claudinei Calvo 
2 de Ouro
Mérito Constitucional.
24
Cb PM Everton Lima da Silva 
PROERD – 2ª Cia -29º BPM/M
Mérito Constitucional.
25
SD PM Luciano de Souza Pereira 
2ª Cia ROTA
Mérito Constitucional.
26
SD PM Eduardo Paulino dos Santos 
4ª Cia ROTA
Mérito Constitucional.
27
Sd PM Gledson Godoy
Reg Cav 9 de Julho
Mérito Constitucional.
28
Sd PM Rodrigo Alexandre Jaime
Mot Cmt do 43º BPM/I
Mérito Constitucional.
27
Sr. Jorge Baptista Cruz
Dir Ass Reservistas 2ºBG
Mérito Constitucional.
28
Sr. Evaldo Gomes de Carvalho
Dir Coml Lance Fiat Rib Preto
Mérito Constitucional.
6ª Etapa:
Medalha: “MARIA QUITÉRIA da AAHMT”
Nome
Cargo/Função
Honraria
Sra. Nádia Regina Fontoura de Almeida Vargas
Empresária - Artesanatos
Mª Quitéria
Al Sgt PM Rosalin Dias Primo
2º BPM/M
Mª Quitéria
Sd PM Dorismar Dantas dos Anjos Nascimento
2º BPM/M
Mª Quitéria


Medalha: “ACADEMIA de HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE”
Nome
Cargo/Função
Honraria
Exmº Dr. José Roberto Neves Amorim
Desembargador do Trib Justiça Mil Est SP
AHMT
Exma Dra Telma Angélica Figueiredo
Juíza Auditora da 2ª CJM
AHMT
Dr Clovis Ferreira de Araújo
Delegado Seccional Substituto
AHMT
Dr Marcos Vanderlei Belini Ferreira
Diretor do Banco Itau
AHMT
Ilmo Dr Jose Augusto da Costa Tatagiba
Presidente da Capemisa
AHMT
Ilmo Dr Rivaldo Sant’anna
Empresário
AHMT

Medalha: “JUBILEU DE PRATA”
Nome
Cargo/Função
Honraria
Cap PM Daniel da Silva Alipio
Cmt Sub GB do 2º Grupamento de Bombeiros
Jubileu Prata
Ten PM Rafael Henrique Cano Telhada
1º BP Choque - Cmt de Pel. de ROTA
Jubileu Prata

Medalha: “CINQUENTENÁRIO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL”
Nome
Cargo/Função
Honraria
Ten Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira
Chefe de Gabinete da Casa Militar
50ºBtl Suez
Maj PM Alberto Malfi Sardilli
Assessor da Casa Militar
50ºBtl Suez
Maj PM Marcelo Vieira Salles
Assessor da Casa Militar
50ºBtl Suez
Maj PM Anderson Lima de Oliveira
Cmt 3º GB
50ºBtl Suez
Ten PM Tamar Mitie Hasegawa
Assessora da Casa Militar
50ºBtl Suez
Sub Ten EB Luiz Carlos Corrêa
Assessor de Gabinete de Identificação da 2ª RM
50ºBtl Suez
Sgt Eb Mauro José
Assessor de Gabinete de Identificação da 2ª RM
50ºBtl Suez
Sr. Edmar Henrique Bernardes
"Boina Azul Haíti"
50ºBtl Suez
Dra. Patricia Ferrucio
Cirurgiã Dentista
50ºBtl Suez
Dr. Alexandre da Costa
Presidente da Cacau Show
50ºBtl Suez
Dr. Luiz Fernando Magnabosco
Presidente da Loctok Locação para Eventos
50ºBtl Suez
Dr. Walter Faria
Diretor da Cervejaria Petrópolis
50ºBtl Suez
Dr. Álvaro Coelho da Fonseca
Presidente do Grupo Coelho da Fonseca
50ºBtl Suez
Face ao adiantado da hora, deixo a Câmara Municipal antes do término da cerimônia de entrega das condecorações. O trânsito está muito complicado no centro da cidade. Protestos por moradia popular fizeram com que a polícia militar deslocasse centenas de PMs e viaturas para cuidar da segurança da população que transita nesta noite pelas ruas principais do “miolo’ da cidade. Esses protestos começaram à tarde. Às 18 horas, havia 205 quilômetros de vias congestionadas. As filas na MARGINAL TIETÊ chegaram a 8,4 quilômetros nesse horário. O problema maior foi no início da tarde. Por volta das 13 horas, os manifestantes que fazem parte das 650 famílias que estão acampadas debaixo da PONTE ORESTES QUÉRCIA, atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira para impedir a passagem dos veículos no local. Eles cobravam dos governos municipal e estadual a construção de casas populares. No chão, deixaram escrita parte da revolta: “Quem acha palhaçada é porque tem casa”, dizia uma delas. Enquanto isso, uma longa fila de motos, carros, ônibus e caminhões se formou tanto na pista expressa como na local. Às 14:30 horas, um caminhão avançou sobre os populares, que revidaram jogando pedras. Somente depois disso, os policiais decidiram agir e dispersaram o grupo com bombas de efeito moral. Pouco antes das 15 horas, após a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros e outra do CET, o trânsito na pista expressa foi liberado. O local foi desbloqueado dez minutos depois.

Uma falha no sistema elétrico de uma composição da LINHA 10 – TURQUESA, da CPTM, que seguia em direção a RIO GRANDE DA SERRA, próximo à Estação MAUÁ, causou tumulto e atrasos nesta manhã. Os usuários chegaram a quebrar vidros por conta da fumaça de um princípio de incêndio no trem. Caminharam pelos trilhos, mas não houve registro de feridos. Também nesta manhã houve confusão na LINHA 7 – RUBI da CPTM, com defeito numa composição, por volta das 7 horas. Além disso tudo, na LINHA 2 – VERDE do Metrô, um trem que seguia para a VILA MADALENA teve uma falha de tração na Estação CONSOLAÇÃO, por volta das 11:1 5 horas. Os passageiros foram retirados e também houve um princípio de confusão.

O SARGENTO PM MAURÍCIO TINTI, de 43 anos, foi assassinado a tiros nesta madrugada, no bairro PARQUE INDUSTRIAL, na zona leste. Ele trafegava pela Rua TERRA SEM MALES numa motocicleta HONDA FAZER quando foi atacado. Baleado, o PM foi socorrido ao Hospital SANTA MARCELINA, onde morreu. Os bandidos não levaram a moto, somente a pistola do PM, que trabalhava na tropa de choque.

A Justiça negou o pedido de liberdade para MARY VIEIRA KNORR, feito pela Defensoria Pública. Ela é acusada de matar as filhas de 13 e 14 anos, no último dia 14, no bairro do BUTANTÃ. MARY está internada no Hospital UNIVERSITÁRIO, com prisão preventiva decretada.

A empresária GISELMA CARMEN CAMPOS, de 41 anos, foi condenada, hoje, a 22 anos e seis meses de prisão por ser a mandante do assassinato do ex-marido, o diretor executivo da FRIBOI, HUMBERTO CAMPOS MAGALHÃES. Seu irmão KAIRON, apontado como intermediário entre ela e o assassino, pegou 21 anos de detenção. GISELMA, porém, ainda tem direito de recorrer da sentença. E o fará em liberdade, calcada em uma decisão do Supremo Tribunal Federal. KAIRON vai continuar preso. Ambos foram condenados por homicídio duplamente qualificado. Os dois, por uso de emboscada. Ela mediante vingança e ele, mediante pagamento.
GISELMA há havia comprido um ano de prisão pelo crime, ocorrido em dezembro de 2008, e esse período será descontado da pena. KAIRON já está preso há quatro anos e o mesmo ocorre com ele.
O promotor JOSÉ CARLOS COSENZO falou por duas horas e meia, criticou a liberdade de GISELMA concedida pelo ministro do STF CELSO DE MELLO, citou o mensalão e disse que o crime planejado pela ré tinha requintes de trama de livros de AGATHA CHRISTIE. O promotor também pediu aumento da pena por GISELMA ter mandado matar o marido, o que seria considerado qualificadora.

Um avião da UNITED AIRLINES que seguia de HOUSTON para SEATTLE, com 165 pessoas a bordo, fez um pouso de emergência no aeroporto de BOISE, em IDAHO, na quinta-feira à noite, depois que o piloto sofreu um ataque cardíaco. Ele morreu após ser levado às pressas para um hospital local. Os passageiros e os outros quatro membros da tripulação desembarcaram e ficaram à espera de outro piloto para continuar a viagem.

Em uma conversa por telefone, os presidentes BARACK OBAMA e HASSAN ROUHANI expressaram um desejo mútuo de resolver o impasse sobre o enriquecimento de urânio desenvolvido pela República islâmica. O Chefe de Estado americano anunciou hoje que acabara de falar com o líder iraniano por telefone, na primeira conversa entre presidentes do IRÃ e dos EUA desde 1979.

Especialistas em armas químicas devem começar a inspecionar o arsenal sírio na próxima terça-feira, dia 1º de outubro. Paralelamente, inspetores da ONU que já estão na SÍRIA vão investigar outros sete possíveis casos de uso de armas químicas. Três deles poderiam ter ocorrido depois do bombardeio de 21 de agosto. Na noite de quinta-feira, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança chegaram a um acordo sobre um projeto para eliminar o estoque químico do país.      

2 014     :   SÁBADO
Passo a manhã atualizando minhas memórias. Na varredura que faço do dia 27 de setembro extraio trechos que são inseridos nos históricos do CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA e no HISTÓRICO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Isso me toma um bom tempo da manhã nebulosa e chuvosa deste sábado.   




Complicou. Hoje, em pleno MORUMBI, nem mesmo o quarteto fantástico conseguiu salvar o SÃO PAULO, que perdeu do FLUMINENSE, por 3 a 1. A derrota foi a primeira do TRICOLOR com GANSO, KAKÁ, PATO e KARDEC como titulares. Pior do que isso, o time travou depois de vencer o líder CRUZEIRO. Nas últimas quatro rodadas, a equipe somou apenas um ponto. Agora, o SÃO PAULO permanece com 43 pontos, dorme na terceira colocação do BRASILEIRO e pode ver o ATLÉTICO MINEIRO e o GRÊMIO, que entrarão amanhã em campo, empatarem na tabela.
O SPORT conseguiu parar o melhor ataque do campeonato. Hoje, na ARENA PERNAMBUCO, em RECIFE, o líder CRUZEIRO, que já marcou 49 gols no nacional, não saiu do 0 a 0 com o LEÃO. Apesar do empate, a RAPOSA continua tranquila na primeira colocação, com 53 pontos.
No outro jogo de hoje, mais um empate. A CHAPECOENSE recebeu o CRICIÚMA e ficou no empate de 1 a 1. Assim, o time de CHAPECÓ ocupa a 14ª colocação, enquanto o CRICIÚMA ainda permanece na zona da degola, com 24 pontos, em penúltimo.

Os são-paulinos receberam uma excelente notícia, hoje. Internado devido a uma arritmia cardíaca, o técnico MURICY RAMALHO deixou a UTI do Hospital SÃO LUIZ, na zona sul da capital. "Ele já está legal e foi para o quarto. Estamos torcendo pela recuperação do MURICY, que é um grande amigo. Estamos sentidos com a falta dele", contou o auxiliar MILTON CRUZ, que conversou com o treinador antes de assumir interinamente o cargo. "A conversa foi legal, de irmão. Ele ficou um pouco assustado, mas já está no quarto. Está tudo bem. Ele falou para seguir o barco, que sou capacitado. Falou para eu fazer o que achar certo", disse MILTON.
MURICY reclamou do mal-estar após o treino de quinta-feira, no CT. Por orientação do médico do clube, JOSÉ SANCHEZ, ele foi levado para o hospital e lá foi constatada a arritmia cardíaca.  Ainda não foi definido quando o treinador receberá alta. Por isso, é possível que ele também não comande a equipe na terça-feira que vem, contra o HUACHIPATO (CHI), em partida válida pelas oitavas de final da COPA SUL-AMERICANA.

Após quatro anos de espera, o estádio do PALMEIRAS foi reaberto nesta noite. Cerca de três mil convidados acompanharam a exibição do filme "12 de Junho de 93 - O DIA DA PAIXÃO PALMEIRENSE", que relembra a conquista do Campeonato Paulista de 1993. Com exceção do atraso para a exibição do filme, que começou uma hora após o previsto, o primeiro evento-teste do ALIANZ PARQUE funcionou sem problemas. Pelas características do evento, porém, serviu mais para simular o ambiente de um show, bem diferente de uma partida de futebol. "O estádio está sendo devolvido aos palmeirenses. Obrigado pela paciência, tenho certeza de que vamos criar uma nova era. Daqui para a frente, tudo vai ser diferente. Vai nascer um novo PALMEIRAS", disse WÁLTER TORRE, dono da construtora responsável pela obra.
Apesar de ainda estar brigado com a WTORRE, PAULO NOBRE aceitou uma trégua momentânea e marcou presença no evento. O presidente do PALMEIRAS chegou ao estádio cercado por seguranças e seguiu para uma área reservada. Mesmo assim, não escapou das vaias dos convidados, principalmente de torcedores de organizadas que estavam no local.
Já WLADEMIR PESCARMONA, pré-candidato da oposição na eleição marcada para novembro, foi bastante atencioso com os convidados e atendeu a dezenas de pedidos de fotos.
Palmeirense fanático, ALDO REBELO também marcou presença. O ministro do Esporte rasgou elogios ao estádio, mas também aproveitou para criticar o desempenho do time nesta temporada. O estádio é maravilhoso. Sem dúvida, é um dos mais bonitos do mundo. É ótimo para o PALMEIRAS e para a cidade de SÃO PAULO. Só falta ter um time à altura do estádio. A situação é complicada", disse.

O que era para ser uma comemoração de aniversário teve um fim trágico. Três jovens morreram e outros quatro ficaram feridos em um acidente de carro na altura do número 1.300 da Avenida JACU-PÊSSEGO, na zona leste da capital. O motorista, JORGE MAIK CARVALHO, de 18 anos, perdeu o controle do veículo, um GOLF, e bateu contra um muro. Além dele, IVAN TIAGO SOUZA SILVA, 17 anos, e HYGOR PAIVA FONSECA, de 19 anos - aniversariante - também morreram no local.
Outros três jovens foram levados aos hospitais do TATUAPÉ e SANTA MARCELINA. O único rapaz que saiu ileso do acidente contou que os sete estavam no mesmo veículo voltando fa festa de aniversário de HYGOR. Ele disse que dormia no momento em que aconteceu o acidente e conseguiu escapar pelo teto solar do veículo.
Segundo a polícia, o jovem afirmou que todos - inclusive o motorista - haviam consumido bebidas alcoólicas, mas "não em excesso". Todas as vítimas, incluindo os feridos, têm entre 17 e 19 anos.
No perfil de JORGE, no FACEBOOK, muitos colegas deixaram mensagens hoje lamentando o acidente. A última foto postada por HYGOR foi por volta da zero hora, comemorando o aniversário. Outra vítima fatal, IVAN, também compartilhou uma foto com o amigo por volta das 22 horas de ontem.

Um estudante do curso de Economia da Universidade Estadual de São Paulo morreu ontem depois de cair e bater a cabeça durante uma festa ocorrida na quarta-feira em uma república, em ARARAQUARA. Depois do tombok HECTOR BREMM FERREIRA DA SILVA, 22 anos, ficou desnorteado e pediu aos colegas que o levassem para casa. Pouco depois ele passou mal e foi internado na UTI da SANTA CASA DE ARARAQUARA, onde morreu.

Cerca de 500 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST - ocuparam por volta das 23 horas de ontem um terreno na Rua SÃO CAMILO, em CARAPICUÍBA, na GRANDE SÃO PAULO. Ao contrário da estimativa do movimento, a Polícia Militar fala em 500 pessoas.
De acordo com o MTST "a área, que tem 97 metros quadrados, está abandonada e deve milhões em dívidas aos governos - algo em torno de 400 milhões de reais, segundo o movimento. "O terreno que serve apenas para valorização imobiliária não está cumprindo sua função social, enquanto milhões de famílias não têm onde morar", diz o MTST em nota.
"As famílias estavam vivendo em áreas de risco, favelas ou sem condições de pagarem aluguéis por conta da especulação imobiliária", acrescentou o movimento, que reclamou da truculência da PM durante a ocupação do terreno, ameaçando as famílias sem-teto e tentando despejá-las. A polícia, no entanto, dise que a ocupação foi pacífica. A maioria das famílias é da região de CARAPICUÍBA e espera um contato da administração municipal. O objetivo deles é que o terreno seja desapropriado.

O comitê de ALEXANDRE PADILHA, candidato do PT ao governo paulista, na Avenida BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO, no JARDIM PAULISTA, zona oeste, foi assaltado nesta tarde. Quatro homens bem vestidos, um deles armado, invadiram o local e dominaram os funcionários, por volta das 14 horas. Foram levados 50 mil reais em dinheiro e cheques.

O CORONEL Ref RICARDO COUTO LUIZ, do Exército, de 56 anos, foi preso na Rodovia BR-040, no trecho da RIO-PETRÓPOLIS, altura do pedágio de XERÉM, distrito de DUQUE DE CAXIAS, com 351 quilos de maconha, segundo a Polícia Federal e o Comando Militar do LESTE. A prisão foi ontem, por volta das 23:30 horas. O coronel estava na companhia da mulher, MARINETE RIBEIRO ALVES MENDES, 49 anos, e carregava uma pistola calibre 380 sem registro. Ele também foi atuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A PF disse que a droga seria proveniente do PARAQUAI.

Depois de atropelar dois irmãos na noite de ontem na região do VALE DO AÇU, no RIO GRANDE DO NORTE, o motorista fugiu do local e arrastou o corpo de uma das vítimas por cerca de 13 quilômetros. As vítimas, segundo a Polícia Militar, estavam em uma bicicleta quando foram atingidas por um FIESTA. A outra vítima foi socorrida ao hospital com fratura em uma das pernas e não corre risco de morte. O motorista é um professor e está foragido.

O ex-senador LUIZ ESTÊVÃO foi preso em sua casa, hoje, em BRASÍLIA, e trazido para SÃO PAULO em uma aeronave da Polícia Federal, em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça Federal daqui. Ele chegou à capital paulista por volta das 11:30 horas. O ex-senador está detido na Superintendência da PF e na segunda-feira deverá ser levado para um presídio no Estado. A defesa de ESTÊVÃO, porém, disse que vai pedir que o cliente cumpra a pena em regime semiaberto, em BRASÍLIA, onde mora com a família. O senador cassado ainda responde a outros processos na Justiça. O principal deles é a fraude em licitações e superfaturamento na construção do Tribunal Regional do Trabalho de SÃO PAULO, na década de 1990, motivo pelo qual teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. A condenação de LUIZ ESTÊVÃO foi estabelecida pela Justiça em 2006 e soma 31 anos de prisão e pagamento de multa, mas o ex-senador recorre dessa decisão. Por causa desse escândalo, o ex-juiz NICOLAU DOS SANTOS NETO, conhecido como LALAU, foi preso e condenado. Em valores atualizados, o desvio das obras chega a mais de um bilhão de reais de acordo com cálculos da Justiça em SÃO PAULO.

Um "arqueólogo amador" britânico descobriu um dos maiores conjuntos de moedas do Império Romano já descobertas no território do REINO UNIDO. Após a descoberta, LAURENCE EGERTON, de 51 anos, dormiu por três dias ao lado das moedas enquanto arqueólogos as escavavam, com medo de que elas fossem roubadas. O conjunto possui 22 mil moedas de liga de cobre que, acredita-se, foram enterradas por motivos de segurança, mas nunca recuperadas, segundo o jornal "DAILY MAIL".

A erupção do MONTE ONTAKE, o segundo vulcão mais alto do JAPÃO, situado à cerca de 100 km de NAGOIA, matou uma mulher e deixou oito feridos hoje. Uma nuvem gigantesca pode ser vista à distância e aviões que passam pela região tiveram suas rotas alteradas. O MONTE ONTAKE, de 3.067 metros de altura, começou a expelir fumaça e cinzas às 11:53 horas locais (23:53 de sexta-feira, 26, de BRASÍLIA). Mais erupções estão previstas e os moradores mais próximos, foram alertados.

Autoridades australianas publicaram hoje imagens do fundo do mar onde é procurado o avião da MALAYSIA AIRLINES desaparecido no último dia 8 de março. As fotos de alta resolução mostram vulcões extintos e precipícios de mais de 1.400 metros, resultado das missões de dois navios, o EQUATOR, da empresa holandesa FURGO, e o ZHU KEZHEN, da marinha chinesa, que coletaram dados batimétricos para realizar um mapa do local onde, segundo as investigações, caiu o avião. "Os dados adquiridos por batimetria revelaram pela primeira vez as características do fundo marinho (...) que não eram visíveis com os dados obtidos por satélite", afirmou em comunicado divulgado ontem pelo Departamento Australiano de Segurança no Transporte, que lidera a busca internacional pela aeronave. A segunda missão de busca submarina começa nas próximas semanas. O voo MH370 da MALAYSIA AIRLINES decolou de KUALA LUMPUR na madrugada de 8 de março com 239 pessoas a bordo com destino a PEQUIM. No entanto, 40 minutos após decolagem, o avião desapareceu subitamente das telas do radar.

Os ESTADOS UNIDOS realizaram pela primeira vez hoje ataques contra o grupo ESTADO ISLÂMICO na província de HOMS, no centro da SÍRIA. Também foram registrados ataques no leste do país, na província de RAQQA, reduto do ESTADO ISLÂMICO. Os ataques ocorreram na parte desértica da província.
Os ataques na SIRIA começaram na última terça-feira. Mas até então, de acordo com o Observatório Sirio dos Direitos Humanos, os bombardeios eram concentrados no leste e norte do país, onde o EI controla extensas áreas. No IRAQUE, os bombardeios ocorrem desde agosto, quase continuadamente, disse uma autoridade americana, que não quis se identificar.
As muitas atrocidades, incluindo a decapitação de estrangeiros, cometidas pelo EI em áreas sob seu controle levaram os ESTADOS UNIDOS a criar uma coalizão internacional para "destruir (...) a rede da morte", nas palavras do presidente BARACK OBAMA.
A frente AL NOSRA, ramo sírio da AL QUAEDA, ameaçou hoje com represálias "em todo o mundo" os países da coalizão. "Esses Estados cometeram um ato horrível que vai colocá-los na lista dos alvos das forças jihadistas em todo o mundo", advertiu o porta-voz da AL NOSRA, ABU FIRAS AL SURI, num vídeo divulgado na internet, classificando os ataques aéreos como uma "guerra conta o ISLÃ". A operação que se estendeu à SÍRIA tem aviões de combate não só dos ESTADOS UNIDOS, mas também do BAHREIN, JORDÂNIA, CATAR, ARÁBIA SAUDITA e EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. O porta-voz da FRENTE AL NOSRA citou esses países árabes, acusando-os de terem se alinhado "ao lado da opressão e dos infiéis" e "isso terá consequências".      

2 015     :      -      DOMINGO
Durante o transcorrer do domingo posso atualizar minhas memórias e meu blog. Vejo as mensagens que recebo pela internet, como essa que "liquida" com os petralhas LULA e DILMA:
Com essas declarações ‘provadas’ dificilmente Dilma Rousseff fica no poder e Lula não investigado. Era a gota que faltava para acabar de vez com as incertezas dos governantes maiores do país envolvidos neste esquema.
Expoente de uma família rica e tradicional do Nordeste, o médico Pedro Corrêa se destacou, durante quase quatro décadas, como um dos parlamentares mais influentes em negociações de bastidores. Como presidente do PP, garantiu a adesão do partido ao governo Lula e – como reza a cartilha do fisiologismo – recebeu em troca o direito de nomear apadrinhados para cargos estratégicos da máquina pública. Essa relação de cumplicidade entre o ex-deputado e o ex-presidente é notória. Ela rendeu a Corrêa uma condenação à prisão no processo do mensalão, o primeiro esquema de compra de apoio parlamentar engendrado pela gestão petista. Mesmo após a temporada na cadeia, Corrêa se manteve firme no propósito de não revelar o que viu e ouviu quando tinha acesso privilegiado ao gabinete mais poderoso do Palácio do Planalto. Discreto, ele fez questão de ser leal a quem lhe garantiu acesso a toda sorte de benesse. Havia um acordo tácito entre o ex-deputado e o ex-presidente. Um acordo que está prestes a ruir, graças à descoberta do petrolão e ao avanço das investigações sobre o maior esquema de corrupção da história do Brasil.
Como outros mensaleiros, Corrêa foi preso pela Operação Lava-Jato. Encarcerado desde abril, ele negocia há dois meses com o Ministério Público um acordo de colaboração que, se confirmado, fará dele o primeiro político a aderir à delação premiada. Com a autoridade de quem presidiu um dos maiores partidos da base governista, Corrêa já disse aos procuradores da Lava-Jato que Lula e a presidente Dilma Rousseff não apenas sabiam da existência do petrolão como agiram pessoalmente para mantê-lo em funcionamento. O topo da cadeia de comando, portanto, estaria um degrau acima da Casa Civil, considerada até agora, nas declarações dos procuradores, o cume da organização criminosa. Nas conversas preliminares, Corrêa contou, por exemplo, que o petrolão nasceu numa reunião realizada no Planalto, com a participação dele, de Lula, de integrantes da cúpula do PP e dos petistas José Dirceu e José Eduardo Dutra – que à época eram, respectivamente, ministro da Casa Civil e presidente da Petrobras. Em pauta, a nomeação de um certo Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da Petrobras.
Pedro Corrêa, José Janene e o deputado Pedro Henry, então líder do PP, defendiam a nomeação. Dutra, pressionado pelo PT, que também queria o cargo, resistia, sob a alegação de que não era tradição na Petrobras substituir um diretor com tão pouco tempo de casa. Lula, segundo Corrêa, interveio em nome do indicado, mais tarde tratado pelo petista como o amigo “Paulinho”. “Dutra, tradição por tradição, nem você poderia ser presidente da Petrobras, nem eu deveria ser presidente da República. É para nomear o Paulo Roberto. Tá decidido”, disse o presidente, de acordo com o relato do ex-deputado. Em seguida, Lula ameaçou demitir toda a diretoria da Petrobras, Dutra inclusive, caso a ordem não fosse cumprida. Ao narrar esse episódio, Corrêa ressaltou que o ex-presidente tinha plena consciência de que o objetivo dos aliados era instalar operadores na estatal para arrecadar dinheiro e fazer caixa de campanha. Ou seja: peça-chave nessa engrenagem, Paulinho não era uma invenção da cúpula do PP, mas uma criação coletiva tirada do papel graças ao empenho do presidente da República. A criação coletiva, que desfalcou pelo menos 19 bilhões de reais dos cofres da Petrobras, continuou a brilhar no mandato de Dilma Rousseff – e com a anuência dela, de acordo com o ex-presidente do PP.

Um barraco simples de dois cômodos dentro da FAVELA ALBA, no JABAQUARA, zona sul da capital, foi palco de uma cena de terror. De sexta-feira até esta madrugada a polícia encontrou na casa do pintor JORGE LUIZ MORAES DE OLIVEIRA, de 41 anos, quatro corpos e uma ossada enterrados. De acordo com a Polícia Civil, uma das vítimas é o deficiente auditivo CARLOS NETO ALVES DE MATOS JÚNIOR, 21. Por CARLOS ser travesti, a polícia apura se a preferência do assassino em série era por homossexuais. O corpo de CARLOS foi achado por volta das 18 horas de sexta-feira, enterrado na cozinha a casa, mas com os pés para fora da terra. Ele estava desaparecido desde quarta-feira. Vizinhos viram quando a vítima entrou na casa do pintor e não saiu. A mãe do suspeito, que mora no mesmo quintal, contou à polícia que ouviu CARLOS chamar seu amigo, ao lado da casa da família, mas como não tinha ninguém, JORGE disse para ele chamá-lo do muro. Segundo a mãe, depois ela ouviu algum barulho no barraco.
Desconfiados com o desaparecimento, os parentes do deficiente chamaram a polícia, que encontrou o corpo. Em seguida, a mãe de JORGE ligou para o filho, que sumiu desde o dia do crime, e mandou o pintor voltar para casa, onde ele se entregou.
Quando a perícia era realizada no barraco, os agentes encontraram um crânio enterrado e os bombeiros, com ajuda de cães farejadores, acharam o restante da ossada e outros três cadáveres. Um deles estava ocultado entre duas paredes feitas pelo pintor. Os corpos ainda não foram identificados.
Na casa havia ainda roupas de mulheres com sangue, lençol, um soco inglês, cinco facas e uma lista com 14 nomes que poderiam ser as futuras ou outras vítimas do pintor. Um celular também foi apreendido. A irmã de uma jovem lésbica desaparecida há sete meses reconheceu o aparelho.
Os familiares da vendedora de livros, NATASHA SANTOS, 21, desaparecida há três meses, acreditam que ela possa ser uma das vítimas do assassino porque ela sumiu no beco onde fica a casa do pintor.
JORGE confessou somente o assassinato de CARLOS e disse que ele o teria ameaçado com uma faca. O homem estava ferido no braço.
Revoltados, os vizinhos quebraram a casa e os móveis do pintor. Os moradores contaram que jamais desconfiaram que JORGE pudesse ser assassino e que esconderia cadáveres. "Ele nunca deu motivos para desconfiança. Na quinta-feira (dia 24) estava bebendo no bar", disse a doméstica VILMA DA SILVA, 45. Ela afirmou que o suspeito é usuário de drogas. (reportagem de AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

O PALMEIRAS segue sem vencer o SÃO PAULO no MORUMBI desde 2002, mas esse é um tabu que, por ora, pouco importa para o torcedor alviverde, que celebrou como uma vitória o empate por 1 a 1 com o TRICOLOR, nesta tarde. Num clássico em que foi dominado - um triunfo são-paulino não seria exagero algum - o time de MARCELO OLIVEIRA conseguiu a igualdade nos acréscimos. E foi com requinte de crueldade para os são-paulinos, que já haviam sofrido com as piadinhas dos rivais por conta dos massacres sofridos no estadual e no primeiro turno do BRASILEIRO.
O CORINTHIANS conquistou uma vitória dupla em SANTA CATARINA e ampliou a vantagem na liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO. Jogando em FLORIANÓPOLIS, o TIMÃO derrotou o FIGUEIRENSE com 3 a 1, hoje, no ORLANDO SCARPELLI. Enquanto isso, em JOINVILLE, o lanterna atrapalhou a vida do ATLÉTICO MINEIRO e arrancou um empate aos 38 minutos da etapa final: 2 a 2.
Lanterna do campeonato o JOINVILLE mostrou que não está morto na competição e atrapalhou a vida do vice-líder. Jogando em casa, o time de SANTA CATARINA ficou duas vezes atrás no placar, mas conseguiu buscar o empate.
O VASCO deu mais um passo para fugir da zona do rebaixamento. Hoje, no MARACANÃ, o clube de SÃO JANUÁRIO bateu o FLAMENGO por 2 a 1. Foi a quarta vitória do CRUZ-MALTINO em oito clássicos neste ano.
Também hoje, a PONTE PRETA venceu o ATLÉTICO PARANAENSE, fora de casa, por 2 a 1; o CRUZEIRO derrotou o CORITIBA por 2 a 0 e o SPORT bateu o CHAPECOENSE por 3 a 0.    
Bomba, artilharia pesada, batalha, guerra. Ditas em português, essas palavras ganham um novo e bonito significado para MAHDY MOHAMMAD, 8 anos. Até pouco tempo atrás, todas elas poderiam ser resumidas a uma só: sofrimento. Hoje, ele viu tudo isso de perto sem ter de se esconder, tapar os ouvidos e rezar.
O vocabulário do terror foi substituído pelas girias do futebol na vida desse tímido e doce garoto. Ao lado do pai (NIDAL), do irmão (MOHAMMAD, 12 anos) e de mais de uma centena de refugiados da SÍRIA, MAHDY pisou pela primeira vez em um estádio para ver a bela vitória do SANTOS sobre o INTERNACIONAL, por 3 a 1, na VILA BELMIRO.
Todos foram levados ao ALÇAPÃO pela ASSOCIAÇÃO OÁSIS SOLIDÁRIO, entidade filantrópica que dá refúgio a estrangeiros. Nesse caso, também deram alegria. Um sentimento raro na vida de MAHDY, que teve a infância bruscamente interrompida para se preocupar com os problemas de adultos. As lembranças de uma SÍRIA banhada pelo sangue da guerra civil entre os opositores e o regime do ditador BASHAR AL-ASSAD poderiam ser maiores. Mas os pais dele conseguiram fugir antes do pior.

Desde sempre, LEWIS HAMILTON sempre deixou bem claro que, um dos objetivos dele, era alcançar os feitos do ídolo, AYRTON SENNA. Hoje, ele conseguiu um deles. Justamente em SUZUKA, no JAPÃO, palco dos três títulos do brasileiro na Fórmula 1, o inglês da MERCEDES alcançou a 41ª vitória da carreira, igualando o piloto falecido em 1994.
"Estar nesta pista e disputar uma corrida onde sempre vi o AYRTON SENNA pilotar...Ainda mais igualar o número de vitórias dele...Parece inacreditável", disse o britânico, após o GP, sem chorar, mas visivelmente emocionado.
Falta, agora, um título. Algo que não está longe. Bicampeão, HAMILTON ruma de maneira consistente para o tri. Com o resultado de hoje, foi a 277 pontos na classificação, abrindo 48 para o companheiro de equipe, o alemão NICO ROSBERG, que hoje chegou em segundo. O terceiro foi o também alemão SEBASTIAN VETTEL, da FERRARI, que vem atrás do compatriota no MUNDIAL, com 218. Desastrosa foi a corrida dos brasileiros. A de FELIPE MASSA, da WILLIAMS, desde os primeiros metros. Já na largada, ele se envolveu em um acidente com o australiano DANIEL RICCIARDO, da RED BULL. Ambos tiveram os pneus furados. MASSA se arrastou para os boxes, mas não antes de tomar uma volta completa de todo o pelotão. Depois disso, não teve muita condição de fazer alguma coisa e terminou apenas na 17ª posição. Ele lamentou o ocorrido, já que a expectativa para a corrida era boa. "Eu tinha carro para somar bons pontos. Vamos ter de recuperar isso na próxima corrida", disse.
O brasileiro, ao menos, se manteve na sexta colocação da tabela, com 97 pontos. RICCIARDO é o sétimo, com 73.
Já o xará FELIPE NASR, da SAUBER, nem sequer conseguiu chegar ao fim do GP. Apesar de começar bem, largando em 16º, mas chegando a estar em 11º, sofreu com uma repentina perda de rendimento do carro até abandonar, faltando três voltas para a bandeirada final.

Projetos estratégicos de segurança estão ameaçados por causa dos cortes orçamentários, alertou o comandante do Exército, GENERAL EDUARDO VILLAS BÔAS. Segundo ele, o que mais preocupa é o SIFRON (Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteiras). Planejado para ser implantado ao longo de dez anos, os investimentos começaram há dois anos, mas dos dez bilhões de reais previstos, apenas 720 mil foram aplicados até agora. "Temos 17 mil quilômetros de fronteiras com países produtores de cocaína e maconha. A Polícia Federal estima que 80% da criminalidade urbana está ligada direta ou indiretamente à droga", lembrou.

Após se reunir, hoje,nos ESTADOS UNIDOS, com cinco vítimas de abuso sexual na infância, cometido por padres, o PAPA FRANCISCO se comprometeu a responsabilizar todos os envolvidos nesses crimes. "As pessoas que tinham a responsabilidade de cuidar deles, violaram esta confiança e lhes causaram uma grande dor. DEUS chora devido ao abuso sexual de crianças", afirmou o líder dos católicos. O porta-voz do VATICANO, FREDERICO LOMBARDI, afirmou que no encontro o PAPA "expressou sofrimento, dor e vergonha" devido aos casos de abuso sexual cometidos por religiosos.

Um barco que levava imigrantes à Ilha grega de LEROS naufragou em águas turcas, hoje, deixando 17 mortos. A guarda costeira da TURQUIA resgatou outros 20 refugiados sírios, de acordo com o governador da província de MUGLA, AMIR CICEK. Os 37 refugiados embarcaram em GUMUSLUK, na península de BODRUM, na TURQUIA. O barco afundou pouco depois de deixar a costa. Segundo autoridades, o acidente está sendo investigado. A EUROPA enfrenta um desafio sem precedentes com a nova onda de imigração. Apenas no primeiro trimestre, quase 57,3 mil ilegais chegaram ao continente.


A FRANÇA iniciou, nesta madrugada, os ataques contra o ESTADO ISLÂMICO na SÍRIA. De acordo com a assessoria do presidente francês FRANÇOIS HOLLANDE, os alvos atacados foram identificados durante as missões de reconhecimento feitas pelas forças francesas. O governo informou ainda que a operação foi realizada com apoio de parceiros da região. "Nosso país confirma assim o seu compromisso firme para lutar contra a ameaça terrorista representada pelo DAESH (ESTADO ISLÂMICO). Vamos atacar cada vez que nossa segurança nacional estiver em jogo", afirmou HOLLANDE por meio de comunicado.