quarta-feira, 8 de julho de 2015

ROSALINO SILVA (VOLUNTÁRIO ITAPIRENSE MORTO EM COMBATE)

MMDC Itapira

Entrada
x

Núcleo Cel. Francisco Vieira noreply+feedproxy@google.com

13:07 (Há 10 horas)
para mim

MMDC Itapira


Posted: 28 Jun 2013 11:27 AM PDT
Sargento do 2º Batalhão “9 de Julho”Rosalino Silva, filho do senhor Firmino Pedroso e dona Antônia das Dores e Silva, era nascido em Itapira. Casado com dona Maria Correia Silva deixou dois filhos: Sebastião (com 10 anos) e Wilson (com 9 anos) na época. Tomou parte viva nos combates do Setor Sul, desde o começo do conflito armado. Foi um valente  soldado que defendeu com orgulho a causa que se entregara inteiramente. 
Devido a queda de Itararé e Buri, o fronte de batalha no Setor Sul deslocou-se sucessivamente para Apiaí Mirim eParanapanema, região em que ocorreram combates decisivos. O setor do Paranapanema foi formado a partir de manifestações de adesão nas cidades do norte do Paraná em favor do movimento constitucionalista. Nesse sentido, os revolucionários estabilizaram suas frentes montando vigilância no entorno da ferrovia Sorocabana, especialmente nas cidades de Assis e Ourinhos, brindo quase 150 quilômetros de território paulista para as tropas federais, a Coluna Sul.
Em um combate sangrento contra as tropas federais, no dia 1 de setembro, no lugar denominado “Saltinho”, à margem do Rio Paranapanema, estilhaços de granada alcançaram-no no pulmão, ferindo-o de morte. Recolhido a fazenda Santa Albertina, nas proximidades da estação de Engenheiro Hermilo, apesar de carinhosamente tratado, faleceu no mesmo dia, sendo sepultado em Angatuba. Imagens ainda inéditas desta batalha, podem ser vistas  em um longa-metragem, produzido pela Groff Film em formato 35mm. Os letreiros no início do filme informam: "Esta é a única película executada durante a ação do Exército Sul que operou contra os constitucionalistas de S. Paulo e Mato Grosso. A filmagem foi autorizada pelo Estado Maior e pelo Comando Supremo das Tropas - General Waldomiro Lima .

|SE VOCÊ É FAMILIAR, OU CONHECE FAMILIARES DESTE VOLUNTÁRIO, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO CONOSCO. PROCURAMOS POR FOTOGRAFIAS E QUAISQUER TIPOS DE DOCUMENTOS REFERENTES AO VOLUNTÁRIO ITAPIRENSE "ROSALINO SILVA". ESTA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PESQUISA E HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA|

7 DE JULHO - ALMOÇO DA VITÓRIA - ENTREGA DO COLAR DA VITÓRIA DURANTE AS COMEMORAÇÕES DOS 61 ANOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC NO MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 - E NO DIA 8, COMEMORAÇÕES NA REGIÃO DO TÚNEL EM CRUZEIRO


    • Escreva um comentário...
    Uma tarde sensacional!
    Agraciados almoçam e comemoram os 61 anos da Sociedade Veteranos de 32 MMDC.
    Em seguida nos dirigimos ao Mausoléu onde foram outorgadas a Medalha da Vitória.
    A Sociedade é presenteada pela União dos Escoteiros do Brasil com um belissmo exemplar do soldado constitucionalista.
     — com Fernando PalmieriMario Ventura em Obelisco do Ibirapuera.
    3 h · 
    3 h · 
    • Mario Ventura
      Escreva um comentário...

    Feed de Notícias

    Gente foi lindo o passeio pelo Túnel da Revolução Constitucionalista de 1932 em Cruzeiro. Graças a Deus a Vanguarda e TV Aparecida atenderam a minha solicitação e muito obrigada as autoridades presentes , principalmente a surpresa que MInas Gerais preparou para nossa chegada ao Túnel, a famosa Maria Fumaça da cidade de Passa Quatro. Ontem me desdobrei às 3 horas da tarde para enviar os convites e tudo deu certo no Túnel. Obrigada Prefeito Rafic Zake Simão, sempre disposto e solícito a qualquer pedido do Núcleo Capitão Neco. Coronel Mario Ventura, essa foto é para o senhor que não pode estar presente, mas sempre lembrado com carinhos por nós.