terça-feira, 1 de dezembro de 2015

DIA DO IMIGRANTE - NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA - SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.

Dia do Imigrante

CENTRAL DOS BLOGS DA ESTRUTURA DOS NUCLEOS DE CORRESPONDENCIAemNÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA - Há uma hora
A data é comemorada desde 14 de novembro de 1957, quando o decreto n° 30.128, assinado pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros, determinou o 1° de dezembro como Dia do Imigrante. Essa data foi escolhida para coincidir com o primeiro domingo do advento, que significa "vinda, chegada". O advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal e, entre os católicos, esse período é dedicado à preparação espiritual antes da vinda de Jesus. *Imigrantes na Revolução de 1932.* Um grande número de imigrantes radicados Brasil, participaram da Revolução Constitucionali... mais »

WOODY ALLEN, 80 ANOS!!!! - TEXTO DE ROBERTO DE ALMEIDA

WOODY, OITENTA ANOS

Entrada
x

Roberto de Almeida

para AraciricardoallegroRicardoricknnickelJoaquimjoseJosejosepereiraban.joseclaudiospi.HelioDarioDarciGASTONMauroEddieAdauriAriGiuliolaudneylaudneyPedroToninho, Cco:mim
AMIGOS

O  noticiário  nos  informa  que  o  Diretor  de  cinema  WOODY  ALLEN  completa  oitenta  anos.  Particularmente,  considero-o  um  dos  mais  brilhantes  realizadores  do  cinema  americano  de  todos os  tempos.    Seu  humor  sarcástico  é  imbatível.   

WOODY  é,  na  minha opinião,  o  BERGMAN  americano,  que  observa  o  lado   trágico   da  vida  com  um  senso  de  humor   inigualável ,  que  parece  ser  uma  característica  do  espírito  judaico, ao  contrário  de  BERGMAN,  igualmente  "pessimista",  mas  onde  falta  o  "senso  de  humor"  e   "sobra"  a  "opressão"  da visão   "luterana".


É  provável  que  a  ascendência   luterana  de  BERGMAN ,  e  a  judaica  de   ALLEN,   estejam  retratadas   na  maneira  como  eles  vêm  o  mundo.    BERGMAN    é   trágico.  ALLEN   transforma  o  trágico  em  humor.    Daí, o  pessimismo  de  ALLEN   ser   melhor  aceito  pelo  grande   público.   Embora   BERGMAN  tenha  seus admiradores, dentre  os  quais,  eu  me  incluo.   É   melhor  rir   da  desgraça  do  que  chorar.    A  humanidade  é  cômica.   Basta  assistir  meia  hora  de  noticiário  diário,   sem  se  "envolver",  para    chegar  a  esta  conclusão.  Basta   tentar  ver  o  lado  "non  sense"   dos  acontecimentos.   Existe  algo  mais  "divertido"   que  uma   sessão  do  Congresso  ? Algo  mais   "engraçado"  que  uma  sessão  da   CPI  ?   Um  "discurso"  de  DONA  DILMA  ?    Experimente !         


"MORANGOS  SILVESTRES" ,  na  minha  opinião,   o  filme  mais  "acessível"  de  BERGMAN,  acaba  de  ser  relançado  em  São  Paulo.   Aguardemos  o  próximo  ALLEN.     O meu  filme   predileto  de   WOODY  ALLEN   é  "TUDO  PODE  DAR  CERTO".    Uma  visão  "corrosiva"   das mudanças  nos  costumes  sociais.    Mas,  ALLEN,  os  enxerga  com  um  "trágico  senso  de  humor".   Realmente,  "tudo  pode  dar  certo".


Afinal  de  contas  BARAK  OBAMA   e   DONA  DILMA   "viraram"   "Presidentes".   HOLLANDE  vai  terminar  virando  DE  GAULLE  e  PUTIN,  "pacifista".   RENAN  vira  "herói"  nacional ,  o  "QUASE  PODRE"  pode  ser  reeleito,  na  Venezuela,  e  o  PSDB   pode  terminar  fundindo-se   com  o  PT,    para  "o  bem  de  todos  e    felicidade  geral  da  nação".       "TUDO  PODE  DAR  CERTO".


BOA  NOITE,   BOA  SORTE

EXONERADO O GENERAL JOSÉ CARLOS DE NARDI

Não bastassem os oceânicos problemas políticos que enfrenta, a Presidente Dilma Rousseff está brincando com fogo. Ao determinar a exoneração do General de Exército José Carlos De Nardi, militar desde 1961,  que estava à frente  do Comando do  Estado Maior das Forças Armadas, perigosamente abre mais uma trincheira inimiga dentro das FFAA. Generais quatro estrelas, Camilo, Mourão e agora De Nardi se transformam em fantasmas que assombram as noites do Palácio do Planalto.
Uma das autoridades militares ligadas à segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, o general José Carlos De Nardi foi sacado a chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas,  oito meses da Olimpíada no Rio.
O general do Exército De Nardi teria tido severas divergências com o ministro comunista da Defesa, Aldo Rebelo, por se posicionar contra a decisão do governo em isentar de visto alguns estrangeiros que virão ao Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2016.
O General De Nardi viu de dentro do Exército todo o período em que os militares controlaram o país. Ele não é flagrado com frequência dando afagos e “risinhos” pra qualquer um e tem alguns posicionamentos firmes, principalmente em relação a necessidade de um satélite próprio para uso em monitoramento defesa e submarinos nucleares para a armada.
Na posse de ALDO Rebelo foi um dos poucos militares que não parecia a vontade no evento. Durante toda a cerimônia manteve o semblante sério.
Na semana passada o general  De Nardi “ousou” criticar a decisão de DILMA de não vetar a liberação de vistos para qualquer um que deseje entrar no país a partir desse mês. Falava de segurança interna e externa.  Foi abatido sem clemência pelos Comunistas que dirigem a Defesa do Brasil.
Quem deve assumir o cargo que pertencia ao general De Nardi, agora EXONERADO, é o Almirante Ademir Sobrinho, atendendo à pedidos dos comandantes da Marinha e Aeronáutica, que solicitavam revezamento entre as forças no cargo de Chefe do Estado Maior Conjunto.

FESTINHA EM FAMÍLIA DO DELCÍDIO DO PT - MEUS CRÉDITOS À RENATA MARÍLIA RIBEIRO DA LUZ

FESTINHA EM FAMÍLIA DO DELCÍDIO DO PT:

Entrada
x

Renata Marilia Ribeiro da Luz

18:19 (Há 5 horas)
para mim
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <benone2006@bol.com.br>
Data: 1 de dezembro de 2015 16:35
Assunto: ENC: FESTINHA EM FAMÍLIA DO DELCÍDIO DO PT:
Para: rgpaivaa@hotmail.com


 
 

 
 
 

Festinha do senador Delcídio
líder do PT na Câmara, em
Campo Grande, MS. Veja.

Begin forwarded Delcidio Amaral: festinha em família

OS MOTIVOS PELOS QUAIS LULA AINDA NÃO FOI ENQUADRADO PELO JUIZ SÉRGIO MORO

Eis os motivos do juiz Sérgio Moro ainda não enquadrar Luiz Inácio Lula da Silva.
1 postagem de 1 autor
 
Atribuir
Moderador CBB-Ninho 
30 de nov (22 horas atrás)
Eis os motivos do juiz Sérgio Moro ainda não enquadrar 
Luiz Inácio Lula da Silva.

Curitiba, 24 de Novembro de 2015 -  O juiz federal Sérgio Moro já poderia, muito tempo antes de indiciar o pecuarista Josè Carlos Bumlai, ter decretado, no mínimo, uma condução coercitiva para o cidadão comum e ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O fato é que o juiz federal Sérgio Moro está sendo estritamente muito cuidadoso e criterioso, pois embora afirme que "ainda" (aspas propositais) não tenha provas substanciais do envolvimento do ex-presidente; o juiz sabe que está perto de um desfecho na seguinte frase por ele proferida:

"“A fiar-se nos depoimentos, José Carlos Bumlai teria se servido, por mais de uma vez e de maneira indevida, do nome e autoridade do ex-presidente da República para obter benefícios. Não há nenhuma prova de que o ex-presidente da República estivesse de fato envolvido nesses ilícitos, mas o comportamento recorrente do investigado José Carlos Bumlai levanta o natural receio de que o mesmo nome seja de alguma maneira, mas indevidamente, invocado para obstruir ou para interferir na investigação ou na instrução.”

Em suma... Lula está em pânico!

Mas o juiz federal Sérgio Moro está muito... mas muito preocupado caso venha a ter que decretar uma prisão ou, no mínimo, uma condução coercitiva do ex-presidente.

Conforme fontes de dentro da Polícia Federal em Curitiba; o juiz Sérgio Moro ainda não baixou o martelo por alguns pontos.

1) O efetivo de choque da Polícia Federal não será suficiente para contenção e repressão tendo que assim, TALVEZ, encaminhar um despacho de ordem ao Exército do General Villas-Bôas.

2) Senadores petistas já se reuniram com empresários de redes de televisão com ameaças veladas de não "tocarem em Lula"!

Mas o principal motivo é o terceiro que está mais ligado diretamente ao primeiro que faz o juiz Sérgio Moro hesitar ou aguardar. E esse motivo é:

3) Os grupos terroristas do MST, do MTST e de outras agremiações ligadas ao partido político do governo e de seus aliados políticos promoverem o CONFRONTO com ações típicas de atentados que podem envolver todas as forças de segurança do país em choque até contra a Força Nacional que fica à serviço e ordens do Poder Executivo.

Por esse quesito; o juiz federal Sérgio Moro demonstra responsabilidade de vanguarda.



--
Clique aqui para Responder

TRADICIONAL CANTATA DE NATAL DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Tradicional Cantata de Natal dia 11 de dezembro de 2015

Entrada
x

5BPMIP5 5bpmip5@policiamilitar.sp.gov.br

Anexos)
para 5BPMIP5
Boa tarde.

Incumbiu-me o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Sr Tenente Coronel Marcos Renato Vieira, de encaminhar a V. Sª o convite anexo que se trata da Tradicional Cantata de Natal que será realizada em 11 de dezembro de 2015 às 19h30.

A Cantata de Natal, realizada historicamente na sede do 5º BPM/I “General Salgado”, como parte das comemorações ao aniversário da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, que em 2015 completa 184 anos, consolidou-se como um dos mais importantes e esperados eventos natalinos da cidade de Taubaté, integrando cada vez mais a população com a instituição policial-militar.

Neste ano estão previstas as seguintes presenças:

1.     BANDA REGIMENTAL DE MÚSICA DO COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR UM
2.     PADRE ANTONIO MARIA
3.     MÚSICOS DE TAUBATÉ: FAMUTA, ORQUESTRA SINFÔNICA, BANDA SINFÔNICA, BANDA DE QUIRIRIM E O CANTOR ALTEMAR DUTRA JÚNIOR.

Encerraremos a noite com uma belíssima queima de fogos.

30 DE NOVEMBRO DE 2015 - SEGUNDA-FEIRA


DIA      TRINTA      DE      NOVEMBRO      DE       2015     -     SEGUNDA-FEIRA.
78 anos, 11 meses e 3 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 145º DO ANO 66º
57 anos e 177 dias na PMESP
56 anos e 289 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 345 dias – 491 160 horas.
52 anos e 82 dias da DECLARAÇÃO A ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 261 dias no Posto de Coronel – 332 meses e 19 dias.
4 anos  e 146 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 182 dias CORONEL -  23 anos e 352 dias na reserva.
10 731-258 300                        10 182-244 820                               10 449-244 160.

DIA DA REFORMA AGRÁRIA
DIA NACIONAL DO ESTATUTO DA TERRA
DIA NACIONAL DO TEÓLOGO
DIA DO EVANGÉLICO
DIA DO MÉDICO
DIA DO SÍNDICO
FERIADO MUNICIPAL EM MESÃO FRIO, EM PORTUGAL
FERIADO MUNICIPAL EM COSMÓPOLIS (SP)

DIA DE SANTO ANDRÉ. Foi um dos primeiros discípulos de NOSSO SENHOR. Era irmão de SÃO PEDRO, que apresentou ao MESTRE. Segundo antiga tradição, pregou na região dos BÁLCÃS e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de X.
DIA DO BEM-AVENTURADO JOSÉ MARCHAND. Nasceu na FRANÇA, em 1803, filho de camponeses, foi ordenado sacerdote em 1829. Nesse ano partiu como missionário para a CHINA. Expulso pelo príncipe MING MANG, se refugiou na BAIXA CONCHICHINA, onde foi torturado em SAIGON e morto em 1835.

675 a. nasce JOÃO, DUQUE DE BERRY, em 30 de novembro de 1340. Morre em 1416.
507 a. nasce ANDREA PALLADIO, arquiteto italiano, no dia 30 de novembro de 1508. Falece em 1580.
477 a. Fundação da cidade de SUCRE, no EQUADOR, em 30 de novembro de 1538.
370 a. um terremoto destrói a catedral de MANILA, nas FILIPINAS, em 30 de novembro de 1665.
348 a. nasce JONATHAN SWIFT, em DUBLIN, no dia 30 de novembro de 1667. A infância de JONATHAN esteve longe de ser feliz. Abriu os olhos para a vida num escuro dia dublinense e não achou seu pai, morto sete meses antes. Logo vieram os comentários dos bisbilhoteiros: talvez o pequeno não fosse filho do velho SWIFT, e sim de uma ligação da mãe com o nobre JOHN TEMPLE. Os comentários foram tantos e tão plausíveis que nunca se soube ao certo se afinal aquele SWIFT que fugira da INGLATERRA para escapar à ditadura de OLIVER CROMWELL era ou não pai do SWIFT que, com sátiras irreverentes, abalaria o público da EUROPA em sua época. JONATHAN tinha um ano de idade e crescia sem muitos cuidados maternos quando sua ama o levou secretamente para a INGLATERRA. O País vivia tempos agitados. Depois de onze anos de república, o Exército inglês resolvera restaurar a monarquia, entregando o governo a CARLOS II, em 1660. Para evitar disputas religiosas como as que se vinham desenrolando desde a morte da rainha ELIZABETH, fizeram-no assinar uma declaração prometendo anistia geral e liberdade de crença. Contudo, o rei mostrava fortes tendências ao catolicismo, provocando o desagrado de seus ministros e oficiais anglicanos. A ama do pequeno JONATHAN sentia a atmosfera cada vez mais pesada e, cerca de dois anos após sua chegada ao solo inglês, voltou com o menino para a IRLANDA. A mãe de SWIFT, ao contrário, desconhecendo os problemas políticos, estava ansiosa por viver na INGLATERRA. Para realizar seu desejo, confiou o pequeno aos cuidados de seu cunhado GODWIN. O tio mandou-o estudar na escola KILKENNY e ensinou-lhe boas maneiras. Amor não lhe deu, nem carinho. Quando ele padecia de vertigens e crises de surdez, limitava-se a medicá-lo, frio e indiferente. Em 1681 matriculou-o na Universidade de TRINITY, onde o sobrinho só se distinguiu pelas punições: mais de setenta em dois anos. Aborrecia-se com os compêndios. Irritava-se com os mestres. Desacreditava dos conhecimentos. Ao fim de algum tempo, a congregação deu-lhe o diploma, para ver-se livre dele. Mesmo que não o diplomassem, SWIFT teria de abandonar a universidade por falta de condições econômicas. A morte do tio em 1688 privara-o de seu único esteio financeiro, e a situação caótica da IRLANDA impelia-o para longe. O rei JAIME II, católico professo, já provocava o descontentamento popular antes de ser coroado. No ano de 1685, ano da morte de seu pai, os políticos ingleses dividiram-se em facções antagônicas, formando os grandes partidos britânicos: de um lado, os “whigs”, mais liberais, porém contrários à ascensão de um rei católico; de outro lado, os “tories”, conservadores, defensores da monarquia e partidários de JAIME. Coroado em 1685, JAIME II reinaria apenas três anos; em 1688 era destronado pela chamada REVOLUÇÃO GLORIOSA, que colocou no poder seu genro GUILHERME III de ORANGE. JAIME asilou-se na IRLANDA, católica como ele. SWIFT não esperou para ver os desastres acarretados pela presença de JAIME II na IRLANDA. No mesmo ano da REVOLUÇÃO GLORIOSA foi juntar-se a sua mãe em LEICESTER. A situação da INGLATERRA não era calma, porém LEICESTER era o lugar mais distante da IRLANDA aonde suas economias lhe permitiam ir. A mãe não dispunha de muito dinheiro para ajudá-lo. O rapaz tinha de procurar um emprego e sustentar-se. Valeu-lhe nesta busca a antiga amizade materna com a família TEMPLE. SIR WILLIAM, estadista e escritor de grande prestígio durante o reinado de CARLOS II, deu-lhe um emprego de guarda-livros em sua propriedade rural de MOOR PLACE, na INGLATERRA.  SWIFT entediava-se no campo, dividido entre os livros de contabilidade e as leituras para SIR WILLIAM, do qual diziam ser irmão. Um dia, MOOR PLACE ganhou novo encanto. Trouxe-o uma doce menina de oito anos. ESTHER JOHONSON, que, segundo as más línguas, era filha de WILLIAM TEMPLE com uma ama da casa – e, portanto, sobrinha de JONATHAN. O possível parentesco e a diferença de idade não constituíram barreira para o desabrochar de um afeto entre o jovem e a criança. SWIFT amou-a até o fim da vida e a ele dedicou alguns de seus mais belos poemas. Chamou-a STELLA – estrela –, fiel à moda corrente de rebatizar a amada com nome latino. A presença de STELLA era um bálsamo para o escritor, mas não bastava para retê-lo como empregado de seu suposto irmão. Tinha ambições. Compreendia que, para realizá-las, precisava de um diploma. Em 1693 doutorou-se em Teologia pela Universidade de OXFORD. Pouco depois assumiu o posto de cônego em KILROOTH, IRLANDA, obtido graças às boas relações de SIR WILLIAM. Longe de STELLA, julgou-se apaixonado por uma certa JANE WARING, a quem apelidou de VARINA e dedicou poemas ardentes. O arrebatamento amoroso – não se sabe se correspondido – durou pouco. Em questão de meses, SWIFT arrependia-se de ter jurado amor eterno e de haver pedido a moça em casamento. Em 1695 voltou para MOOR PLACE. Encontrou WILLIAM, escrevendo um panfleto altamente conservador sobre a “batalha dos livros” travada na INGLATERRA. A rivalidade entre whigs e tories refletia-se na literatura, dividindo os escritores em conservadores e modernizantes. Mal saíra o escrito de SIR TEMPLE, os modernizantes atacaram-no vivamente. SWIFT, promovido a secretário de SIR TEMPLE, achou-se obrigado a defendê-lo e redigiu, em 1697, A BATALHA DOS LIVROS. Por trás da defesa, todavia, ironizava subtilmente ambas as posições. A obra foi publicada em 1704, juntamente com O CONTO DO TONEL, um ataque à vida religiosa na INGLATERRA, também escrito em MOOR PLACE. A sátira, o pessimismo e o riso amargo seriam, a partir de então, a característica da obra de SWIFT. A morte de WILLIAM TEMPLE em       1699 privou SWIFT de um emprego fácil. Novamente teve de perambular pelas casas dos grandes de LEICESTER em busca de proteção. Fizeram-no cônego de DUNLEVIN na IRLANDA. A nomeação desgostou-o, mas SWIFT não teve alternativa senão aceitá-la. Em 1701 estava instalado em seu novo lar, perdido entre planícies desertas e silenciosas. Não ficaria sozinho por muito tempo. Atendendo a seu pedido, STELLA foi viver ali perto. Porém levava consigo a senhora DINGLEY, prima de SIR WILLIAM. Jamais permitiu a SWIFT o menor gesto de namorado e, tanto quanto se sabe, nem ele o tentou. A proximidade da menina pareceu dar-lhe alento para continuar escrevendo. Em 1701 publicou anonimamente o DISCURSO SOBRE AS DISCUSSÕES ENTRE OS NOBRES E COMUNS EM ATENAS E ROMA. A alusão aos partidos ingleses era clara, e sua posição, ao lado dos whigs, valeu-lhe o ataque dos tories e a proteção de estadistas como SOMERS e HALIFAX, de elevado prestígio junto ao governo. Vislumbrando a possibilidade de ascender na Igreja Anglicana com a ajuda dos políticos, SWIFT começou a viajar freqüentemente para LONDRES. Conseguiu editores para A BATALHA DOS LIVROS e O CONTO DO TONEL. Popularizou-se apoiado por satíricos como POPE, escritores polemistas como RICHARD STEELE e JOSEPH ADDISON – fundadores do THE SPECTATOR, um dos primeiros periódicos ingleses. Reconheciam em sua sátiras motivos semelhantes aos deles: profundo amor à verdade, feroz aversão à hipocrisia, honesto desejo de demolir as ilusões do seu povo. Reinava desde 1702 a filha de JAIME II, ANA. Com ela subiram ao poder os tories moderados, representados pelo primeiro-ministro ROBERT HARLEY. Para SWIFT tanto fazia ser tory ou whig, achava todos os políticos igualmente corruptores e incapazes. Fora whig enquanto lhe conviera. Com a mudança de governo, não hesitou em proclamar-se tory, conquistando assim a proteção e a simpatia de HARLEY. A ambição e as amizades mantinham-no em LONDRES, com STELLA presente em seu coração. Escrevia-lhe numerosas cartas, fazia-lhe confidências no DIÁRIO DE STELLA. Todas as noites, à luz de vela, fechava-se no quarto para o diálogo mental com a amada. Ao falar de assuntos íntimos, expressava-se numa linguagem cifrada, composta de combinações de letras e palavras, compreensível apenas para ele e sua STELLA. É a chamada “pequena linguagem”, que criou especialmente para comunicar-se com a amada. Mais tarde a experiência daria frutos em AS VIAGENS DE GULLIVER. Em 1713 abandonou o DIÁRIO, ferido pelo que considerava uma injustiça: a rainha ANA pretendia dar-lhe a SÉ de HEREFORD, por ele ambicionada, mas, diante das intrigas do arcebispo de YORK, escandalizado com O CONTO DO TONEL, e da duquesa de SOMERSET, desgostosa com as sátiras do escritor sobre sua pessoa, abandonou o projeto. Nomeou-o deão da Catedral de SÃO PATRÍCIO, em DUBLIN. A acolhida dos irlandeses foi fria, senão hostil. Tinham ciúme de sua vida londrina e desconfiavam de suas atividades políticas, que lhes pareciam incompatíveis com as funções eclesiásticas. No “exílio” de DUBLIN, como o considerava, SWIFT não tinha amigos nem prestígio, nem a presença consoladora de STELLA. Ao contrário, as más notícias se acumulavam. Em 1714 morriam a rainha ANA e também a herdeira do trono, SOFIA, neta de JAIME I. Pelo direito de sucessão, a coroa cabia ao filho desta, JORGE I, alemão que estabeleceu na INGLATERRA a dinastia HANNOVER. O descontentamento era geral. Os ingleses não desejavam um monarca estrangeiro, porém não podiam ignorar sua própria constituição. A SWIFT particularmente a sucessão atingiu na medida em que os whigs voltaram ao poder e os tories – ele inclusive – passaram a ser perseguidos. Ao saber de seus problemas, STELLA foi juntar-se a ele em DUBLIN. SWIFT dedicou-se então a escrever AS VIAGENS DE GULLIVER, uma aventura por países imaginários, com personagens de características ímpares. Publicado pela primeira vez em 1726, por BENJAMIN MOTTE, e reeditado no ano seguinte, causou estranheza e reações inesperadas. Pelo fantástico de certas situações – na verdade um artifício do autor para atacar mais livremente as instituições inglesas – pelo dinamismo das aventuras, pela simplicidade do estilo, pela simpatia que o herói transmite, AS VIAGENS DE GULLIVER tornou-se, ao longo do tempo, livro predileto do  público infantil. No entanto, não foi elaborado absolutamente com a intenção de entreter nem as crianças – SWIFT jurava detestá-las – nem pessoa alguma. Ao iniciar a redação da obra, em 1725, o autor escreveu a seu amigo ALEXANDRE POPE afirmando que, com AS VIAGENS DE GULLIVER, pretendia agredir o mundo, não diverti-lo. Além de desmascarar a humanidade e demolir os falsos valores – seu objetivo primacial – SWIFT visava ainda a ridicularizar a moda da narrativa de viagem, uma obsessão da época. Enquanto isso, a doce STELLA chegava ao fim de seus dias. Os poemas que SWIFT lhe escrevia em todos os seus aniversários, convidando-a à plenitude e à primavera, não conseguiam devolver-lhe a energia. Em 1728 ela morre, acometida por um mal desconhecido. Foi um forte abalo para SWIFT. Esse homem amargo, que proclamava horror às crianças, guardava no íntimo sentimentos profundos, zelosamente protegidos por uma couraça. Em público, todavia, esforçava-se por manter a imagem de um escritor irreverente e pessimista, que não poupava à mordacidade nem a própria STELLA. Num dos últimos poemas comemorativos de seu aniversário, em 1725, compara-a a uma vaca, que, após sofrer os rigores do inverno, volta a apascentar-se na relva verde da primavera. Ele mesmo se faz objeto de sátira em seu poema SOBRE A MORTE DO DOUTOR SWIFT, composto em 1731. Por essa época trabalhava num sarcástico ensaio destinado a despojar a conversação inglesa das banalidades e incorreções que a levavam ao ridículo. A CONVERSAÇÃO POLIDA, publicada em 1738, representa o resultado de vinte anos de observação e pesquisa, e foi obra de SWIFT. Perdia aos poucos a sanidade mental, da qual muitos duvidavam havia tempo. A surdez, que o ameaçava na infância em crises espaçadas, acometera-o de todo. Surdo e louco, SWIFT recolheu-se a DUBLIN, onde servia de espetáculo aos ociosos: para poderem espiá-lo pelas frestas, pagavam ingressos a seus criados. Num momento de lucidez, incluiu em seu testamento uma cláusula em benefício dos asilos de loucos. Parece ter sido esse seu último ato. Em 19 de outubro de 1745 morreu imerso nas sombras da loucura e na solidão de sua surdez. Foi enterrado na CATEDRAL DE SÃO PATRÍCIO, em DUBLIN. Na lápide, o epitáfio, em latim, escrito por ele mesmo: “Aqui jaz o corpo de JONATHAN SWIFT, doutor em Teologia e deão desta catedral, onde a colérica indignação não poderá mais dilacerar-lhe o coração. Segue, passante, e imita, se puderes, esse que se consumiu até o extremo pela causa da Liberdade”.       
284 a. PEQUIM é quase derrubada por um terremoto em 30 de novembro de 1731. A rapidez e a violência dos primeiros tremores são grandes e deixam 100 mil mortos nas ruínas de sua própria casa. Nos arredores, aldeias inteiras são destruídas, deixando estimados 80 mil mortos. Pequenos abalos também são sentidos em parte da linha de vulcões ativos que passa pelo extremo norte-oriental da ÁSIA, por JAPÃO, LOO-CHOO, FORMOSA, LUCONIA e outras ilhas, até JAVA.
259 a. nasce ERNST CHLADNI, físico alemão, em 30 de novembro de 1756. Falece em 1827.
232 a. ESTADOS UNIDOS e GRÃ-BRETANHA assinam o TRATADO DE PARIS, pondo um fim à guerra revolucionária norte-americana, em 30 de novembro de 1783.
212 a. Fim da administração francesa ao território da LOUISIANA, ESTADOS UNIDOS, em 30 de novembro de 1803.
208 a. exército francês, sob o comando do GENERAL JUNOT, ocupa LISBOA e assume a presidência do conselho de governo, em 30 de novembro de 1807.
202 a. nasce CHARLES-VALENTIN ALKAN, compositor francês, em 30 de novembro de 1813. Morre em 1888.
190 a. nasce WILLIAM-ADOLPHE BOUGUEREAU, pintor francês, em 30 de novembro de 1825. Morre em 1905.
180 a. nasce SAMUEL LANGHORNE CLEMENS, que mais tarde adotaria o pseudônimo MARK TWAIN e se tornaria famoso por suas histórias inspiradas nas experiências da infância, às margens do MISSISSIPI. Nasce em 30 de novembro de 1835, quando o cometa HALLEY cruza o firmamento, numa cidade chamada FLÓRIDA, no Estado do MISSOURI. Em 1839, a família muda-se para uma cidade próxima, HANNIBAL, onde SAM passa a infância. Na juventude, SAM tem uma forte ligação com o rio MISSISSIPI, ao longo de cujas margens a cidade está localizada. As barcas atracam três vezes por dia na próspera cidade, e o sonho de infância de SAM é tornar-se timoneiro e trabalhar nesse grande rio. Em 1848, um ano após a morte do pai, SAM, ainda garoto, torna-se aprendiz de tipógrafo no MISSOURI COURIER. Em 1851 passa a trabalhar no HANNIBAL JOURNAL, que pertence a seu irmão ORION. É nesse jornal que SAM publica suas primeiras histórias e, na  ausência de ORION, ocasionalmente o substitui na redação. Em 1852 SAM publica vários contos no SATURDAY EVENING POST de FILADÉLFIA. Deixa HANNIBAL em 1853 e por um ano trabalha como tipógrafo em NOVA YORK e na FILADÉLFIA. Nesse período publica suas experiências de viagem no HANNIBAL JOURNAL. Em 1854 SAM fixa residência em KEOKUK, no IOWA, onde seu irmão ORION funda o KEOKUK JOURNAL. Em 1857 SAM conhece HORACE BIXBY, capitão de um navio que está de partida para a AMÉRICA DO SUL e que lhe oferece um emprego como aprendiz de timoneiro. Depois de dois anos navegando, SAM tira licença de timoneiro. Com o início da GUERRA CIVIL, o tráfego no MISSISSIPI é suspenso, e a carreira de timoneiro de SAM termina. Ele então ingressa num grupo miliciano voluntário com catorze homens, mas depois de duas semanas de treinamento o grupo se dissolve. No verão de 1861, seu irmão ORION é designado pelo presidente LINCOLN para ser o secretário do novo Território de NEVADA, e SAM o acompanha como assistente. Nessa época NEVADA está sendo invadida por exploradores de ouro e prata, e SAM não demora a se envolver na mineração. Vai para as regiões mais promissoras, mas, sem conseguir ficar rico, é obrigado a trabalhar em um engenho de quartzo para ganhar a vida. Vez ou outra contribui com cartas bem humoradas para o TERRITORIAL ENTERPRISE, jornal mais famoso da região, e em setembro de 1862 é contratado como repórter, ganhando 25 dólares por semana. Nesse período SAM é fortemente influenciado por JOSEPH GOODMAN, fundador do jornal, e por DAN DE QUILLE, um escritor em ascensão. Ambos seriam seus amigos por muitos anos. Depois de um ano e meio SAM deixa o ENTERPRISE e vai para SÃO FRANCISCO, onde passa a trabalhar como repórter no CALL, jornal local. Durante quatro anos SAM escreve para o GOLDEN ERA, para o CALIFORNIAN e outras publicações. É figura central no cenário literário da cidade. Em 1866 passa quatro meses no HAVAÍ como correspondente do SACRAMENTO UNION. Ao regressar a SÃO FRANCISCO,  SAM organiza uma palestra sobre suas experiências nas ILHAS SANDWICH, primeiro nome dado ao arquipélago que forma o HAVAÍ. O sucesso desse empreendimento o leva a fazer seu primeiro ciclo de palestras por dois meses no norte da CALIFÓRNIA e no oeste de NEVADA. Pelo resto da vida SAM seria um dos palestrantes mais admirados e requisitados dos ESTADOS UNIDOS. No final de 1866 SAM deixa a CALIFÓRNIA e vai para NOVA YORK. Em seguida embarca no QUAKER CITY, que está de partida para a EUROPA, RÚSSIA e ORIENTE MÉDIO. Antes da viagem SAM toma as providências para publicar seu primeiro livro, A FAMOSA RÃ SALTADORA DO CONDADO DE CALAVERAS e outras histórias, coletânea de contos publicados no início da carreira. Graças às palestras e cartas escritas no QUAKER CITY, SAM se torna uma celebridade. Ao voltar a NOVA YORK, aceita o cargo de secretário do senador WILLIAM M. STEWART e vai para WASHINGTON, D.C. A Editora AMERICAN PUBLISHING Co. pede-lhe que escreva um livro sobre as experiências no QUAKER CITY, que seria publicado em julho de 1869 com o título THE INNOCENTS ABROAD. Ao retornar a NOVA YORK, SAM conhece OLÍVIA (LIVY) LANGDON, irmã de JERVIS, um amigo do QUAKER CITY. O ano seguinte, 1868, é movimentado para SAM. Viaja à CALIFÓRNIA e NEVADA para fazer palestras, publica vários contos em diferentes publicações e começa a namorar LIVY. No final do ano, com 33 anos, ficam noivos em segredo. Durante os dois anos seguintes, SAM viaja incansavelmente, fazendo palestras e escrevendo inúmeras histórias. Com o casamento, em 1870, a vida de SAM se estabiliza. SAM trabalha como editor no EXPRESS. Também escreve uma coluna mensal para a revista literária GALAXY. Além de toda essa atividade, SAM assina um contrato para escrever ROUGHING IT, uma narrativa de suas experiências em NEVADA e na CALIFÓRNIA. Nesse período, entretanto, o jovem casal é atingido por uma série de infortúnios. O pai de LIVY morre. Depois, a maior amiga de LIVY morre quando está hospedada na casa deles. E o primeiro filho, LANGDON, nasce prematuramente. Com a saúde precária, morreria com dois anos de idade. Em 1871, SAM muda-se para HARTFORD com a família. Com uma vida sempre muito ativa, viaja à INGLATERRA pela primeira vez. Em março de 1872, nasce a filha SUSY. Numa segunda viagem à INGLATERRA, em 1873, SAM trava conhecimento com escritores famosos, entre eles LEWIS CARROL, autor de ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. Nesse ano publica seu primeiro livro de ficção, THE GILDED AGE. Em junho de 1874, nasce a segunda filha, CLARA. A terceira, JEAN, nasceria em 1880. Na residência em HARTFORD, SAM dedica-se a escrever romances e histórias e a fazer uma ou outra palestra. É o apogeu literário de SAM, ou MARK TWAIN. O pseudônimo surge em função da expressão “mark two!”, ou seja, “marca: duas”, dita sonoramente pelos marinheiros para indicar a profundidade de duas braças, que permitia navegar em segurança no MISSISSIPI. MARK se inspira nas experiências da infância em HANNIBAL para escrever seus romances famosos – AS AVENTURAS DE TOM SAWYER, publicado em 1876; VELHOS TEMPOS NO MISSISSIPI, em 1883, e AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN, em 1885. Entre 1878 e 1879 a família passa um ano e meio na EUROPA, para que SAM possa reunir material para escrever A TRAMP ABROAD, que seria publicado em 1880. Um ano depois é publicado O PRÍNCIPE E O MENDIGO, a primeira tentativa de SAM de escrever ficção histórica com um tom sério, uma marca que contrasta com o estilo bem humorado do início da carreira. Entre 1884 e 1885 SAM continua a fazer palestras pelos ESTADOS UNIDOS. Escreve o romance histórico, embora satírico, UM AMERICANO NA CORTE DO REI ARTHUR, publicado em 1889. Insatisfeito com seus editores, funda a própria editora: a CHARLES L. WEBSTER & COMPANY. A empresa opera por dez anos, mas depois começa a enfrentar dificuldades e crises e finalmente fecha em 1894. Incapaz de manter o estilo de vida extravagante que a família leva em HARTFORD, SAM vende sua casa em 1891 e muda-se para a EUROPA. A família vive entre FRANÇA, ALEMANHA, SUÍÇA e ITÁLIA. Apesar das dificuldades financeiras, SAM consegue terminar inúmeros romances e contos. Os principais são O CONDE AMERICANO (1892), VIAGENS DE TOM SAWYER (1894), PUDD´NHEAD WILSON (1894), PERSONAL RECOLLECTIONS OF JOAN OF ARC (1895) e THE MAN THAT CORRUPTED HADLEYBURG (1898). Entre 1895 e 1896 SAM viaja com a família para uma série de palestras ao redor do mundo, o que lhe fornece material para o livro FOLLOWING THE EQUATOR, em 1897. Em 1897 um golpe terrível atinge mais uma vez a família, quando a filha mais velha, SUSY, morre em HARTFORD. No final de 1903, pouco depois de SAM comprar uma casa em TARRYTOWN, em NOVA YORK, LIVY fica gravemente doente e passa um longo período de isolamento no MAINE, antes de ser recomendada a procurar um clima mais quente e ir para FLORENÇA, na ITÁLIA. SAM e a esposa permanecem afastados a maior parte do tempo até a morte de LIVY, em FLORENÇA, em junho de 1904. No ano seguinte ele janta na CASA BRANCA com o presidente THEODORE ROOSEVELT, que lhe oferece um banquete para comemorar seu 70 º aniversário. Em 1908 SAM muda-se pela última vez, para uma residência em REDDING. Nessa casa, no ano seguinte, morre JEAN, a filha caçula. Logo depois SAM escreve A MORTE DE JEAN, sua última obra completa, em que ele fala sobre a tragédia da morte e de seus sentimentos com relação à perda de outros membros da família. A saúde de SAM deteriora rapidamente após a morte da filha. Em janeiro de 1910 ele procura um clima mais salutar nas BERMUDAS, embora pressinta que não viverá muito mais. Em 21 de abril SAM entra em coma, em STORMFIELD. No final da tarde tem uma parada cardíaca e morre, aos 74 anos de idade, no mês em que o cometa HALLEY, que aparece a cada 75 anos, é avistado mais uma vez cruzando o céu. Cumpria-se o que SAM sempre dizia em profético tom bem humorado: “VIM AO MUNDO COM O COMETA E IREI EMBORA COM ELE”. Em 23 de abril o cortejo fúnebre percorre a cidade de NOVA YORK até a igreja presbiteriana BRICK, onde é realizado o velório. SAM é sepultado ao lado da esposa e dos filhos no Cemitério WOODLAWN, em ELMIRA, NOVA YORK.           
310 a. falece o REI EDMUNDO II, da INGLATERRA, em 30 de novembro de 1705. Nasceu em 1638.
202 a. falece BAUER BODONI, tipógrafo italiano, em 30 de novembro de 1813. Nasceu em 1740.
185 a. falece PAPA PIO VIII, em 30 de novembro de 1830. Nasceu em 1761.
177 a. após a ocupação francesa de VERA CRUZ, o MÉXICO declara guerra à FRANÇA, em 30 de novembro de 1838. O conflito é conhecido como a GUERRA DOS PASTÉIS.
169 a. nasce LUIZ VIANA, magistrado e político brasileiro, governador da BAHIA durante a GUERRA DE CANUDOS, em 30 de novembro de 1846. Morre em 1920.
168 a. nasce AFFONSO PENNA, sétimo presidente do BRASIL, em 30 de novembro de 1847. Morre em 1909.
151 a. GUERRA CIVIL AMERICANA: na BATALHA DE FRANKLIN, JOHN HOOD foi derrotado pelo general nortista JOHN SCHOFIELD, em 30 de novembro de 1864.
146 a. nasce NILS GUSTAF DALÉN, físico sueco, em 30 de novembro de 1869. Falece em 1956.
143 a. primeiro jogo amistoso da história: a partida de futebol entre INGLATERRA e ESCÓCIA termina em 0 a 0, no dia 30 de novembro de 1872. 
141 a. nasce WINSTON CHURCHILL, primeiro ministro inglês, em 30 de novembro de 1874. Falece em 24 de janeiro de 1964.
137 a. falece o GENERAL FRANCISCO LINHARES ALCÂNTARA, presidente da VENEZUELA, em 30 de novembro de 1878.
132 a. nasce GUSTAV SUITS, poeta estoniano, em 30 de novembro de 1883. Falece em 1956.
126 a. nasce EDGAR ADRIAN, médico britânico, em 30 de novembro de 1889. falece em 1977.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 30 de novembro de 1898: há queixas contra a falta de policiamento no ponto de bondes da JOAQUIM, onde se reúnem muitos ociosos, que dirigem grosseiros gracejos às famílias e divertem-se em bater às portas, a alta horas da noite.
Sábado último, sob a presidência do doutor PAMPHILO DE ASSUMPÇÃO, o congresso maçônico reuniu-se e decidiu definitivamente a fundação de um asilo para os filhos de maçons falecidos, tendo as lojas da capital e do interior do Estado deliberado contribuir mensalmente com suas quotas.
Pedem-nos para reclamar uma providência do doutor chefe de polícia contra os cambistas que se apossam das melhores colocações do teatro para revendê-las com um ágio despropositado.
A Câmara vai concluir o seu mandato municipal deixando sem calçamento as Ruas GENERAL LORENA, TIMBIRAS e BENTO DE FREITAS. Qualquer uma dessas ruas tem edificação boa e muito trânsito, porém ficam intransitáveis com o mais insignificante aguaceiro que caia durante dois dias.
O governo autorizará a cunhagem de vinte mil contos em níquel; terão peso menor que os atuais.
É certa a rejeição do imposto sobre rendas pela Câmara dos Deputados. Não haverá nenhuma alteração nas tarifas aduaneiras; permanece a cobrança de 10% em ouro, ficando o governo autorizado a empregar os meios mais práticos de obter estes impostos.
Está demonstrada a conveniência do aumento de diversos impostos internos sobre o consumo. Serão elevados ao dobro os que existem sobre o fumo e o álcool; também vão ser criados impostos sobre o calçado, velas, perfumarias e produtos farmacêuticos.
115 a. falece OSCAR WILDE. Em PARIS, vítima de meningite. Nasceu em 16 de outubro de 1854, em DUBLIN. Falece em 30 de novembro de 1900. A biografia de OSCAR WILDE consta de minhas memórias nos escritos de 16 de outubro. Foi o autor de O RETRATO DE DORIAN GRAY e morreu aos 46 anos. Vítima de intolerância, ele teve sua vida pessoal constantemente atacada.
105 a. (PEQUIM) Devido às freqüentes divulgações dos segredos militares, foi lançado em 29 de novembro de 1910 um decreto autorizando a polícia a efetuar buscas e a prender todos os indivíduos considerados suspeitos.
104 a. (BUENOS AIRES) O paquete ALBANIE, da ROYAL MAIL, de viagem para a AMERICA DO SUL, traz a bordo grande número de agricultores portugueses que se destinam ao BRASIL, ao URUGUAI e à ARGENTINA. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 30 de novembro de 1911).
103 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 30 de novembro de 1912: no Rio TAMANDUATEÍ, imediações do PARI, foi encontrado o cadáver de um menino de 15 anos que residia na Rua do GASÔMETRO. Pelas informações da policia, o menor foi com outros banhar-se no rio quando foi vítima de um acidente, perecendo afogado. 
102 a. CHARLES CHAPLIN inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme MAKING A LIVING, de MARK SENNETT, em 30 de novembro de 1913.
97 a. emancipação política da cidade de ÁLVARES MACHADO, no Estado de SÃO PAULO, no dia 30 de novembro de 1917.
96 a. pela primeira vez na FRANÇA, as mulheres votam em eleições legislativas, em 30 de novembro de 1919.
95 a. nasce a atriz VIRGÍNIA MAYO. Nascida VIRGÍNIA CLARA JONES, em St. LOUIS, em 30 de novembro de 1920, VIRGÍNIA começou no mundo do entretenimento ainda na infância, aparecendo em peças locais e outros eventos. Dividiu as telas com JAMES CAGNEY, BOB HOPE, GREGORY PECK, DANNY KAYE e RONALD REAGAN, nos anos 1940 e 1950. Seu cabelo loiro e o rosto sem falhas fizeram de VIRGÍNIA MAYO a atriz ideal para os musicais coloridos, westerns e filmes de aventura de HOLLYWOOD. “Eu queria ser dançarina, mas acabei virando atriz e trabalhando com alguns dos maiores atores do nosso tempo”, disse VIRGÍNIA em 2001. Ao assinar contrato com a WARNER, a empresa divulgou uma nota dizendo que “com 51 quilos, ela é tão valiosa quanto um pedaço de terra no centro de LOS ANGELES, e pelo menos muitas vezes mais desejável. Ela se destacou em dois clássicos: o vencedor do OSCAR de 1946, “OS MELHORES ANOS DE NOSSA VIDAS”, e     “WHITE HEAT”, de 1949. VIRGÍNIA MAYO morre no dia 18 de janeiro de 2005, em THOUSAND OAKS, na CALIFÓRNIA (EUA), em decorrência de uma pneumonia.
95 a. PRÚSSIA torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático, em 30 de novembro de 1920. O presidente do Conselho é o social-democrata OTTO BRAUN.
95 a. LIBERATO RIBEIRO PINTO substitui ÁLVARO DE CASTRO como primeiro-ministro de PORTUGAL, em 30 de novembro de 1920.
93 a. Manifestação do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em BERLIM, no dia 30 de novembro de 1922.
85 a. inauguração de vôos comerciais entre BRASIL e ESTADOS UNIDOS pela PAN AMERICAN AIRLINES, em 30 de novembro de 1930.
84 a. estréia no RIO DE JANEIRO o filme “COISAS NOSSAS”, primeiro musical de longa metragem brasileiro. Em 30 de novembro de 1931.
80 a. falece o poeta português FERNANDO PESSOA, em 30 de novembro de 1935, em LISBOA. Nasceu em 13 de junho 1888.
80 a. nasce JOSÉ BONIFÁCIO SOBRINHO, o “BONI”, produtor de TV, ORGANIZAÇÕES GLOBO, em 30 de novembro de 1935.
80 a. na ALEMANHA de HITLER é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas, em 30 de novembro de 1935.
78 a. nasce RIDLEY SCOTT, realizador e produtor de filmes ingleses, em 30 de novembro de 1937.
78 a. na madrugada de 29 para 30 de novembro de 1937 começava o mais tenebroso erro judicial do BRASIL. BENEDITO PEREIRA CAETANO desapareceu de ARAGUARI (então ARAGUARY). O comerciante de arroz se escafedeu no TRIÂNGULO MINEIRO sem deixar vestígio. SEBASTIÃO JOSÉ NAVES, de 35 anos, e JOAQUIM ROSA NAVES, de 30, não tardaram a dar queixa na delegacia. Primeiro porque eram primos de BENEDITO. Segundo porque o desaparecido, até o dia anterior, estava hospedado na casa de JOAQUIM. Terceiro porque BENEDITO e JOAQUIM compraram um caminhão FORD para transportar cereais até UBERLÂNDIA. Quarto porque deu chá de sumiço com a quantia de 90 contos de réis, resultado de uma venda gorda de sacas de arroz. Tinha algo de errado no horizonte, e a polícia havia de averiguar isso. Acontece que, pouco tempo depois, o delegado civil é substituído por um tenente da Força Pública do Estado Novo, FRANCISCO VIEIRA DOS SANTOS, o CHICO VIEIRA. Afeito à tortura, ele rapidamente deu força ao hábito. CHICO VIEIRA acorrentou, espancou, atirou na perna, fez engolir caco de vidro, pendurou de ponta-cabeça, jogou balde de água fria, isolou em cela escura, lambuzou de mel e ofereceu às abelhas seus suspeitos número 1 – os próprios irmãos NAVES. (outros detalhes na reportagem de MÔNICA MANIR, com colaboração de PEDRO DIVINO ROSA, de UBERLÂNDIA, publicada no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 25 de novembro de 2012 – caderno ALIÁS). No dia 24 de novembro de 2012, em ARAGUARI, o II ENCONTRO NACIONAL DA FAMÍLIA NAVES propôs reavivar o caso em seus 75 anos. A idéia era destacá-lo como símbolo de luta pelos direitos humanos e contra a violência policial, que grassa por tudo que é BRASIL. JALES, mentor do encontro e que contabiliza uns 70 mil NAVES no PAÍS – 60.001 com ele – disse do prazer de juntar todo esse povo nascido a partir do português JOÃO DE ALMEIDA NAVES, que chegou há 362 anos. Especialmente porque, como agora explica a historiadora MARIA HELENA FERNANDES CARDOSO, cujo NAVES caiu por alguma arbitrariedade do cartório, muitos eram consaguíneos, primo com prima, tio com sobrinha, tia com sobrinho, especialmente até a sétima geração, na qual estariam SEBASTIÃO e JOAQUIM. ANA ROSA, mãe deles, não fugiu à regra e casou com um primo-irmão aos 13 anos. Viúva aos 39, prezou pela honradez dos 14 filhos e viveu pela soltura dos dois injustiçados. Por isso recebeu da primeira-dama SARAH KUBITSCHEK, em 1958, um colar de pérolas e o diploma de mãe do ano. Destaque na edição latino-americana do TIME daquele ano por causa dessa cerimônia no PALÁCIO DAS LARANJEIRAS, ela disse a dona SARAH que pretendia viver seus dias limpando o chão, lavando pratos e tocando galinhas. “O sol nunca me pega na cama”, pronunciou, solene.
77 a. EMIL HACHA é eleito presidente da CHECOSLOVÁQUIA, em 30 de novembro de 1938.
77 a. município de FEIRA (na BAHIA), tem seu nome modificado para o atual, FEIRA DE SANTANA, em 30 de novembro de 1938.
76 a. começa a GUERRA DE INVERNO quando a URSS invade a FINLÂNDIA, em 30 de novembro de 1939.
74 a. nasce o Cel. PM Res. LUIZ PERINE em 30 de novembro de 1941.
71 a. emancipação das cidades de REGISTRO, FRANCO DA ROCHA, COSMÓPOLIS, no Estado de SÃO PAULO, dia 30 de novembro de 1944.
70 a. ordenação sacerdotal do futuro cardeal DOM PAULO EVARISTO ARNS, em 30 de novembro de1945.
70 a. nasce ROGER GLOVER, realizador e produtor de filmes ingleses, em 30 de novembro de 1945.
69 a. emancipação política da cidade de LARANJEIRAS DO SUL, no Estado do PARANÁ, em 30 de novembro de 1946.
68 a. morte do diretor de cinema ERNST LUBITSCH, em 30 de novembro de 1947. Nasceu em 1892.
68 a. um dia após as NAÇÕES UNIDAS declararem a formação do estado de ISRAEL, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos, em 30 de novembro de 1947.
68 a. nasce JUDE CICCOLELLA, ator estadunidense, em 30 de novembro de 1947.
66 a. fortes temporais causam a morte de quatro mil pessoas na GUATEMALA, em 30 de novembro de 1949.
65 a. HARRY TRUMAN, presidente dos ESTADOS UNIDOS, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da CORÉIA, em 30 de novembro de 1950.
63 a. nasce ROBERTO, sobrinho da LUCINDA, em 30 de novembro de 1952.
60 a. nasce MURICY RAMALHO, em SÃO PAULO no dia 30 de novembro de 1955. Conquistou o título mais importante de sua carreira como treinador, pelo SÃO PAULO, no dia 19 de novembro de 2006, quando o TRICOLOR foi o tetracampeão do CAMPEONATO BRASILEIRO ao empatar contra o ATLÉTICO PR por 1 a 1. Como jogador, defendeu o  SÃO PAULO 177 vezes na década de 1970, com 90 vitórias, 57 empates e 30 derrotas, marcando 26 gols. Encerrou a carreira no PUEBLA, do MÉXICO, aonde chegou a atuar como treinador pela primeira vez. Depois passou por SÃO PAULO, GUARANI, SHANGAI SHENSHUA (CHINA), ITUANO, BOTAFOGO, PORTUGUESA, NÁUTICO, FIGUEIRENSE, INTERNACIONAL (duas vezes), SÃO CAETANO e, em 2006, novamente no SÃO PAULO.
Como jogador, foi campeão paulista em 1975 e brasileiro, em 1977. Como técnico, conquistou a COPA CONMEBOL pelo SÃO PAULO, em 1974, e cinco estaduais seguidos por NÁUTICO (2001 E 2002); INTERNACIONAL (2003 e 2005) e SÃO CAETANO (2004).
60 a. nasce IÑAKI DE RENTERÍA, guerrilheiro basco e líder do ETA, em 30 de novembro de 1955.
60 a. nasce o roqueiro BILLY IDOL, em 30 de novembro de 1955.
59 a. primeira comemoração do DIA DO EVANGÉLICO no DISTRITO FEDERAL, em 30 de novembro de 1956.
58 a. nasce CELSO ROTH, técnico de futebol brasileiro, em 30 de novembro de 1957.
57 a. após 93 anos no poder, o Partido Colorado perde as eleições legislativas no URUGUAI, vencidas pelo Partido Branco, em 30 de novembro de 1958.
54 a. UNIÃO SOVIÉTICA veta o direito do KUWAIT de se tornar membro das NAÇÕES UNIDAS, em 30 de novembro de 1961.  
52 a. das anotações feitas em 30 de novembro de 1963 (sábado). ANO 14º - MÊS 5º - DIA 144º - 5 anos e 178 dias na FORÇA PÚBLICA – 85º dia como ASPIRANTE – 72º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje seria uma repetição do que aconteceu ontem. Ao chegar no BATALHÃO DE GUARDAS, minutos antes das 11 horas, encontro o ASPIRANTE NILSON GIRALDI como Oficial de Dia. Apresenta-me a seguinte tropa: trinta e oito soldados da 2ª Companhia, CABO MÁRIO e SARGENTO BENEDITO. Como a situação da ESTRADA DE FERRO SOROCABANA tende a normalizar-se, o número de praças, empregado no serviço diminuísse bastante, muito embora o trecho continuasse sendo o mesmo.
Vou render o 2º TENENTE RUI DARCI que pela primeira vez veio fazer o policiamento e fez muita coisa errada. Isso dificultou o emprego da minha tropa e até fui obrigado a deixar os caminhões à disposição do TENENTE RUI DARCI quando o certo seria sua tropa estar toda reunida às 13 horas.
Com apenas 38 homens, deixo o 3º SARGENTO BENEDITO com 13 soldados entre CARAPICUÍBA-QUITAÚNA; o CABO MARIO com 13 soldados entre BARUERI-CARAPICUÍBA, ficando eu apenas com doze soldados entre QUITAÚNA-OSASCO.
A 2ª Companhia é meio desenquadrada. Tenho algum trabalho com as praças e sou obrigado mesmo a dar parte de alguns soldados. Apesar de tudo, as coisas transcorreram bem.
A janta é realizada nos mesmos moldes de ontem. A situação na E.F. SOROCABANA é interessante. O ministro do Trabalho veio diretamente do RIO DE JANEIRO para resolver o impasse. A EFS está à disposição federal por 30 dias e, caso não seja resolvida a situação nesse prazo, será encampada pelo governo federal.
Quando são 20 horas já me encontro em BARUERI reunindo as praças. Antes, comecei a aprender a dirigir caminhão, coisa que nunca fiz em minha vida.
Ao chegar no BATALHÃO DE GUARDAS soube por intermédio do Oficial de Dia que o policiamento na EFS encerrou-se com o meu serviço.
Chego em meu lar quando já passava das 22 horas.  
51 a. da criação do ESTATUTO DA TERRA, em 30 de novembro de 1964, durante o primeiro governo do regime militar, redigido por recomendação do presidente da República, MARECHAL CASTELLO BRANCO. Apesar de avançado, o ESTATUTO teve pouco efeito na prática. No período da NOVA REPÚBLICA, o presidente JOSÉ SARNEY tentou recuperar parte do espírito modernizador daquele conjunto de leis com o 1º Plano Nacional de Reforma Agrária, outro projeto que não conseguiu decolar. O 2º PNRA, lançado em 2003, pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, também procura retomar, de forma mais ampla e moderna, a agenda não realizada dos anos 1960.
51 a. URSS lança a nave espacial SONDA II em 30 de novembro de 1964.
51 a. dos registros dos fatos acontecidos em 30 de novembro de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 5º - DIA 144º - 6 anos e 179 dias na FORÇA PÚBLICA - 191 dias como 2º TENENTE - 438 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Por sair o pagamento nesta data, o CAPITÃO MARIO FERREIRA, que responde pelo Comando do BG, inverteu o expediente desta segunda-feira. Levanto tarde e somente rumo para o quartel perto das 11 horas. O início do expediente está marcado para 12 horas.
Chove muito durante  a tarde. Por causa do pagamento há grande confusão entre as praças e os serviços das repartições são prejudicados.
Na secretaria demos grande importância para o término do Relatório anual do BG, pois é essa a última data para entregá-lo no gabinete do Comando Geral. Os soldados MARTINS, BARBOSA e GENÉSIO são os escolhidos para confeccioná-lo.
Não dou aula nesta segunda-feira visto o expediente ser no período da tarde. Neste mês de novembro recebi o ordenado líquido de CR$ 124,260,00.
Por causa da condução, chego em meu lar depois das 21 horas.  
50 a. do registro dos fatos acontecidos em 30 de novembro de 1965 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 5º - DIA 142º - 7 anos e 179 dias na FORÇA PÚBLICA - 556 dias como 2º TENENTE - 803 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Continuo com a rotina da semana. Viajo cedo para o quartel, num ônibus que deixa o ponto antes das 6 horas. Hoje, faço a viagem com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e SOLDADO MARCONDES.
No BG, vou encontrar o COMANDANTE ANSELMO a portas trancadas com o 2º TENENTE CLAUDEONOR MAIORINO, confeccionando os conceitos dos oficiais que estão sendo cogitados para entrar na relação de acesso (promoções em maio e agosto de 1966): 1º TENENTE PLÍNIO VAZ, 2ºs TENENTES GERSON DE OLIVEIRA e MARIO FONSECA VENTURA. Até agora ninguém sabe quais os conceitos que o comandante está nos dando.
A COMAUTO (Companhia que mandou um representante tirar medidas de uma passadeira de borracha para a escada do quartel) telefona-me e apresenta o orçamento do serviço: mais de trezentos mil cruzeiros. Entro em entendimento com o COMANDANTE ANSELMO e este não aprecia nada o orçamento em pauta. Ficaremos sem a passadeira mesmo, pois é um despropósito o que quer a COMAUTO.
Quanto ao pagamento do mês que ora se finda nada temos a respeito. O SARGENTO LOPES foi pessoalmente ao Serviço de Fundos e, posteriormente, o COMANDANTE ANSELMO telefonou para o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU (tesoureiro-geral). Não há nem notícia de quando poderá sair.
Na tesouraria já estamos pensando em balancete de novembro. O mês já está mesmo no fim, embora não pareça, e hoje faremos o último movimento de caixa.
Quanto à parte do almoxarifado, tenho de acertar um caso de munição com o 1º TENENTE OMAR (Comandante da 3ª Companhia), pois o 2º TENENTE CRISPINIANO, quando aspirante ainda, recebeu a missão de confeccionar um Termo de Material Inservível sobre gasto de munição e resolveu "fazer-se de esquecido", engavetando criminosamente a documentação a respeito.
Outros pequenos casos levam-me toda a manhã, que, apesar de tudo, foi tranquila e suave. Toda a manhã o COMANDANTE ANSELMO levou para confeccionar os conceitos dos seus oficiais, mas mesmo assim não descuidou das obras em andamento no quartel. O STAND DE TIRO, por exemplo, está com um aspecto inteiramente novo, e deverá ser reaberto na sexta-feira, com a chegada em nossa Unidade do Governador de Estado.
Terminado o expediente, com uma reunião de oficiais presidida pelo CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA, dirijo-me à FIF do Batalhão. Lá vou passar a tarde assinando documentos e descansando.
Às 19 horas dirijo-me à Cantina do Batalhão para comer alguma coisa. Durante o pequeno trajeto da FIF àquela dependência, eis que sou interpelado por uma dúzia de praças, todos perguntando acerca do pagamento de novembro. Esta estória repete-se todos os fins de mês e é um martírio para o tesoureiro.
Ainda passo pela secretaria. O estafeta, SOLDADO ELIAS JANJÃO, trouxe a correspondência e o Boletim Geral nº 216. Leio toda a documentação vinda do Quartel General, aliás como gosto de fazer diariamente. Assim posso ficar em dia com todos os problemas da Unidade. Ainda na FIF, preparo a aula de Português para hoje.
Dou a aula normal e, às 31:30 horas estou na Avenida TIRADENTES, onde embarco num ônibus VILA ALBERTINA. Em meu lar assisto o final do filme O COMBATE, apresentado pelo Canal 7.
Vamos deitar mais cedo nesta noite porque amanhã teremos em vigor o novo horário de verão, que manda adiantar uma hora em todos os relógios do território nacional, a partir de 1º de dezembro.     
49 a. BARBADOS, um estado insular independente localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da INGLATERRA, em 30 de novembro de 1966.
49 a. nasce MIKA SALO, ex-piloto finlandês de Fórmula 1, em 30 de novembro de 1966.
48 a. IÊMEN torna-se independente da GRÃ-BRETANHA, em 30 de novembro de 1967.
48 a. Conferência Nacional dos Bispos do BRASIL condena a prisão de clérigos, em 30 de novembro de 1967.
46 a. GOLPE MILITAR DE 1964: GENERAL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI é eleito novo presidente do BRASIL, em 30 de novembro de 1969.
44 a. de um pavoroso desastre ocorrido na SOROCABANA, com engavetamento de trens. Oito pessoas faleceram no local. Muitas foram socorridas em estado grave, em prontos socorros e hospitais das imediações. Foi em 30 de novembro de 1971.
43 a. nasce ABEL XAVIER, jogador de futebol português, em 30 de novembro de 1972.
42 a. nasce a apresentadora de TV, ANGÉLICA, em 30 de novembro de 1973. No “VAMOS VER”, encarte do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO (edição de 2 de dezembro de 2009): “os cabelos loiros, a famosa pinta na coxa esquerda e o rosto de menina continuam lá, mas, sem dúvida, os anos se passaram para ANGÉLICA. A apresentadora, que estreou na tevê aos 12 anos, completou 36 anos em 30 de novembro de 2009, sem dramas, e acredita que sua vida atualmente está simplesmente perfeita.”
“Acho ótimo ter 36 anos e mais de 23 de carreira. Me dá tranqüilidade para não ter vaidades. É um privilégio chegar ainda jovem, tão bem profissionalmente”, comenta ANGÉLICA, no intervalo da gravação da temporada de férias do “ESTRELAS”, no Hotel PORTOBELLO, em ANGRA DOS REIS, no RIO, antes de declarar: “Minha vida está perfeita. Pode não ser o ideal para todos, mas é o que temos que buscar.”
Apesar da tranqüilidade profissional, ANGÉLICA, que também apresenta o “VÍDEO GAME” durante a semana, tem desejos para seu “ESTRELAS” em 2010. O horário das 13:40 horas é optativo aos sábados para algumas afiliadas da TV GLOBO, como a de SALVADOR.
Pelo Twitter, a loira recebe pedidos de fãs para que o programa passe em rede nacional. “Mudar o horário (como aconteceu com o programa do marido LUCIANO HUCK, que passa a ser exibido às 16:14 horas) é algo que eu gostaria, se pudesse pedir algo”, conta ANGÉLICA, que planeja ainda incluir um quadro de dramaturgia no semanal.
A loira, porém descarta aumentar a duração do programa, e o motivo está tatuado no seu braço: as iniciais B e J, de BENÍCIO e JOAQUIM. “Desse jeito estou podendo conciliar bem com a criação dos meus filhos”, diz.
36 a. falece ZEPPO MARX, comediante do grupo cinematográfico IRMÃOS MARX, em 30 de novembro de 1979. Nasceu em 1901.
36 a. lançado na INGLATERRA o álbum do grupo PINK FLOYD THE WALL, em 30 de novembro de 1979. Mais notícias de 30 de novembro de 1979: faleceu ontem vítima de desastre automobilístico o 1º TENENTE PM JOSÉ REDÓ FILHO. Em SANTA CATARINA o Presidente FIGUEIREDO é vaiado. Ministro CÉSAR CALS chegou a apanhar. Recebemos no CPChq JOÃO CARLOS DO NASCIMENTO; comparece acompanhado de seus pais, Sr CARLOS e dona MARCELA e sua tia MARIA (irmã da LUCINDA). O rapaz deverá se apresentar no 2º BG em 10 de janeiro de 1980; ele não quer servir o Exército. Uma NOTA DE INSTRUÇÃO que fala sobre estadia dos Aspirantes a Oficial – Turma 79- da BRIGADA MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL no período de 3 a 9 de dezembro.Notícias de que, em SANTA CATARINA. Notícias de que em SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS, O Presidente FIGUEIREDO É xingado por palavras de baixo calão e vaiado. O ministro CÉSAR CALS leva uns bofetões. LUCINDA chega por volta das 16 horas no quartel. Vamos assistir a solenidade do 88º Aniversário do 1º BPChq. Atualmente o 1º BPChq é comandado pelo TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES GONÇALVES BATISTA.  
35 a. falece o sambista brasileiro AGENOR DE OLIVEIRA, o "CARTOLA", no dia 30 de novembro de 1980. Nasceu em 11 de outubro de 1908. CARTOLA só estudou até o primário, viveu na ´pobreza, no MORRO DA MANGUEIRA, no RIO DE JANEIRO, e trabalhou, entre outras coisas, como servente de pedreiro Nada disso o impediu de entrar para a história da música brasileira como um de seus maiores expoentes, autor de versos tão geniais quanto sublimes de AS ROSAS NÃO FALAM. Até hoje continua inspirando músicos das mais diferentes vertentes, desde o rock até o mangue-beat, passando, é claro, pelo samba. Batizado de AGENOR DE OLIVEIRA, o músico recebeu o apelido de CARTOLA porque na época em que trabalhava como pedreiro, usava chapéu-coco para evitar que caísse cimento no cabelo. O apelido, no entanto, ficou. Até porque o sambista, por mais pobre que fosse, sempre foi reconhecido como uma pessoa que se trajava muito bem. “Tenho uma recordação de CARTOLA como um homem bem vestido, sempre de óculos escuros e fumando um cigarro”, diz MAX DE CASTRO. Os óculos, CARTOLA usava para disfarçar uma deformação que tinha no nariz. “Tinha 12 anos quando comecei a ouvir CARTOLA e NELSON CAVAQUINHO. Eles são meus pais inspiradores”, lembra o pernambucano OTTO; “É uma poesia num grau indiscutível”, completa. Para OTTO, as músicas favoritas de CARTOLA são O MUNDO É UM MOINHO, ACONTECE e ALVORADA. “Elas são fenomenais. Até fiz uma música em homenagem a CARTOLA, batizada de CAFÉ PRETO”, revela. CARTOLA viveu boa parte da vida na pobreza e sua história é digna de filme. Em 1928, aos 20 anos, fundou junto com CARLOS CACHAÇA e ZÉ ESPINGUELA, a ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA, uma das mais tradicionais escolas de samba do RIO DE JANEIRO. Na década de 1950, compôs para alguns músicos, mas nunca ganhou dinheiro. Passou a beber e quase ficou viciado. Nesse período, passou a trabalhar como vigia e lavador de carros, até ser redescoberto pelo jornalista SÉRGIO PORTO (o STANISLAW PONTE PRETA). Nessa época, o músico era dado como desaparecido pelos amigos. A descoberta de PORTO colocou CARTOLA de volta sob os holofotes. Alguns anos depois, em parceria com sua segunda mulher, a DONA ZICA, fundou o restaurante ZICARTOLA, que virou um marco na história do samba. O local se tornou o ponto de encontro de sambistas e compositores. A relativa boa vida só viria na década de 1970, quando gravou seu primeiro disco, CARTOLA, em 1974. “Eu adoro CARTOLA”, admite o músico PAULO MIKLOS, do TITÃS. Filho de mãe carioca e pai paulista, ele lembra que, quando criança, costumava passar suas férias no RIO DE JANEIRO. Época em que entrou em contato com o samba e com o carnaval de rua – o que era diferente de SÃO PAULO, pois aqui a folia ficava nos clubes. As lembranças dos festivais na TV também são marcantes em sua memória. MIKLOS tinha uns 8 anos quando descobriu a música popular brasileira e, junto com ela, a obra de CARTOLA. “Lembro muito dela na interpretação de CHICO BUARQUE, MARIA BETHÂNIA. Em AS ROSAS NÃO FALAM, CAZUZA botou seu coração ao cantá-la”, garante. Mas foi no samba, principalmente, que CARTOLA arrebanhou mais seguidores. Nomes como JORGE ARAGÃO, ZECA PAGODINHO, BETH CARVALHO, DUDU NOBRE e MARTINHO DA VILA praticamente cresceram ouvindo o músico. “CARTOLA é pop. Suas letras sobreviveram ao tempo. É diferente de NOEL ROSA, por exemplo,f que tem letras mais datadas. Acho que é por isso que CARTOLA continua vivo e influenciando gerações”, diz MAX DE CASTRO (filho de WILSON SIMONAL).            
34 a. ESTADOS UNIDOS e UNIÃO SOVIÉTICA começam a negociar em GENEBRA um acordo para reduzir o número de armas nucleares na EUROPA, em 30 de novembro de 1981.
34 a. era destaque no JORNAL DA TARDE, em 30 de novembro de 1981, a vitória, por 2 a 0, do SÃO PAULO contra a PONTE PRETA, no estádio do MORUMBI, o que tinha garantido ao tricolor o título de bicampeão do Campeonato Paulista. Além disso, o ministro da INDÚSTRIA E COMÉRCIO, CAMILO PENA, tinha afirmado que o Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL) forneceria 10 milhões de litros de combustível até 1985.  
30 a. CASAMENTO do Coronel ALUÍZIO e dona PASHA, em 30 de novembro de 1985.
29 a. falece o ator de cinema CARY GRANT, em 30 de novembro de 1986.
29 a. no BRASIL, um terremoto de 5,1 graus na Escala RICHTER atinge o município de JOÃO CÂMARA, no RIO GRANDE DO NORTE, em 30 de novembro de 1986.
28 a. das seguintes anotações: nesta segunda-feira começa a preparação definitiva dos oficiais alunos do Curso Superior de Polícia para a Defesa da Monografia. No CAES, encontro o TENENTE-CORONEL PM PAULO MACHADO, MAJOR PM CASERTANI, MAJOR PM LINEU, CAPITÃO PM PIMENTA, TENENTE PM MEYER, TENENTE PM ALENCAR e outros oficiais da casa. Tomo conhecimento do calendário das monografias, começando a defesa na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro. Com isso, o CSP entra na sua reta final. Falta apenas conhecer a nota da Verificação Final de Ciências Sociais (Professor DOUGLAS ainda não apresentou a relação das notas dadas em Conjuntura Nacional).
No 2º BPChq converso com o MAJOR PM DÁRCIO, CAPITÃO PM NELSON, CAPITÃO JAIR, TENENTES PM MARCONDES, SANCHEZ, GUERRA, DEPIERI, MERLO, SEBASTIÃO.
Na Avenida do Estado três carros novos ficam prensados entre dois caminhões, com bastante estrago material, por volta das 14 horas. Com isso, fica muito difícil o trânsito naquele trajeto. Procuro estudar REFÉNS: COM A PMESP DEVE AGIR. Falta-me concentração. O calor prejudica-me.
Em casa LUCINDA vai melhorando da trombose. Esteve hoje no médico e se sente bem.
O presidente SARNEY regressou hoje do MÉXICO e determinou o veto ao chamado Imposto sobre o Patrimônio Líquido, que seria criado com a reforma fiscal. SARNEY ligou para o Ministro da Fazenda, BRESSER PEREIRA, que está em NOVA YORK, para dar a notícia.
Localizados destroços do BOEING 707, da KOREAN AIRLINES, na fronteira da TAILÂNDIA com a BIRMÂNIA, aparentemente sem sobreviventes. As autoridades sul-coreanas suspeitam que uma bomba-relógio, colocada no compartimento de carga, tenha sido responsável pela queda do avião.
O governo polonês foi derrotado no plebiscito do último domingo sobre as reformas econômicas. 
28 a. nasce DOUGIE POYNTER, baixista da banda inglesa McFLY, em 30 de novembro de 1987.
27 a. um ciclone atinge BANGLADESH, ao leste da ÍNDIA, e deixa cerca de dois mil mortos, em 30 de novembro de 1988. Dois terços do território ficaram submersos.
26 a. falece CARLOS ALEXANDRE, cantor e compositor brasileiro, em 30 de novembro de 1989. Nasceu em 1957.
26 a. da posse do Ten. Cel. Farm. MORIO SATO na Chefia do CENTRO FARMACÊUTICO DA PMESP, em 30 de novembro de 1989.
24 a. falece HERÁCRITO FONTOURA DE SOBRAL PINTO, em 30 de novembro de 1991. Nasceu em 5 de novembro de 1893.
24 a. PROMOÇÃO A CORONEL PM: MARCOS ANTÔNIO AZEVEDO DI TÚLLIO, em 30 de novembro de 1991.
23 a. falece o diretor de programas especiais da TV GLOBO, AUGUSTO CÉSAR VANUCCI, em 30 de novembro de 1992.
22 a. da posse do Coronel PAULO DE TARSO AUGUSTO no Comando do CPAM-1 e inauguração das fotos dos Cel. VENTURA, PORT, PARREIRA e SCHIAVETTI na Galeria dos Comandantes, em 30 de novembro de 1993.
22 a. do reaparecimento do crápula PC FARIAS, com o rosto cansado, cabelos e bigodes embranquecidos e a barba por fazer, em 30 de novembro de 1993. O empresário confirmou que chegou à TAILÂNDIA em 6 de novembro de 1993, vindo de LONDRES. Como seus documentos não estavam em ordem, foi a CINGAPURA e voltou para BANGCOC e instalou-se no ROYAL ORCHID SHERATON, ocupando uma suíte cuja diária custava 1,6 mil dólares. No dia 23 de novembro de 1993 chegaram a BANGCOC: sua mulher, ELMA, e a vidente VERA LÚCIA ALVES.
21 a. da inauguração da PONTE ULYSSES GUIMARÃES no acesso da RODOVIA DOS BANDEIRANTES, em 30 de novembro de 1994.
21 a. transatlântico italiano ACHILLE LAURO incendeia-se em alto-mar, provocando a morte de duas mil pessoas, no dia 30 de novembro de 1994. Em seu histórico, o navio já tinha acidentes e até seqüestro.
20 a. da morte do centro-avante OSIAS, do UNIÃO SÃO JOÃO, num acidente de carro na Rodovia SP-191, que liga as cidades de CONCHAL a ARARAS, em 30 de novembro de 1995.
20 a. BILL CLINTON torna-se o primeiro presidente dos ESTADOS UNIDOS a visitar a IRLANDA DO NORTE, em 30 de novembro de 1995.
20 a. instituído feriado distrital do DIA DO EVANGÉLICO, no DISTRITO FEDERAL, em 30 de novembro de 1995.
19 a. do nascimento do filho do MARCOS, sócio do NILDO: VINÍCIUS BERNARDI DA FONSECA, em 30 de novembro de 1996.
18 a. falecem: o percussionista DAVID DOS SANTOS, do bloco OLODUM; escritor goiano BERNARDO ELIS e o Coronel PM Reformado ALTAIR MENEZES, em 30 de novembro de 1997.
18 a. falece BERNARDO ÉLIS, contista e romancista brasileiro, em 30 de novembro de 1997. Nasceu em 1915.
18 a. ISRAEL anuncia a retirada parcial de CISJORDÂNIA, após trinta anos de ocupação, em 30 de novembro de 1997. Outras anotações nesta data: aproveito a manhã deste domingo para relembrar o primeiro semestre de 1961. Recentemente, abri uma caixa de madeira que continha os onze primeiros tomos de meu diário. Comecei a escrever minhas memórias aos 13 anos, em 9 de julho de 1950. Vejo-me como aluno oficial do 1º CFO. Relembro os companheiros da escola de oficiais, os antigos oficiais instrutores e os professores. A Festa do Espadim de 24 de maio de 1961 foi um marco em minha vida. TIA IRENE entregou-me o símbolo do cadete. Dá saudades relembrar os estudos no antigo CFA (hoje APMBB). Em 1961 estava com 24 anos de idade. Faria 25 anos em 27 de dezembro de 1961.
Ainda com lembranças dessa época, vou para POÁ às 10:30 horas. LUCINDA não me acompanha. Prefere cuidar da casa, principalmente por causa do trabalho da MARLENE e do JOSÉ na construção da moradia deles sobre a laje. Reencontro minha mãe, agora com 89 anos, desencantada com a existência. Reclama de cansaço. Demora para aprontar o almoço. Aproveita a oportunidade para contar fatos de sua mocidade. Uma das coisas que ela tem de mais mágoa foi a tentativa de seu pai querer se apossar da casa onde morava, na Avenida ALBERTO ROSSI. Ela sente muito esse fato e não perdoa as tramóias da família. Relembra tia CATARINA (tia dela) falecida em 22 de fevereiro de 1968. Às 15 horas, acabamos de almoçar. Quero descansar e esquecer lembranças amargas. Antes de deixar POÁ, converso com minha filha MARIZETE e com meu neto FELIPE. Estou bastante pessimista nesta tarde. Ver minha mãe com 89 anos, reclamando da vida, relembrando episódios desagradáveis, não pode deixar contente o filho.
O jogo PALMEIRAS 3 x ATLÉTICO MINEIRO 1 serve para desanuviar o pensamento quando estou regressando a GUARULHOS. Outro jogo: FLAMENGO 2 x JUVENTUDE 0. No campeonato brasileiro três times não têm mais chances de chegar à final: PORTUGUESA, JUVENTUDE e ATLÉTICO MINEIRO. Os grandes favoritos para a final são: PALMEIRAS e VASCO.
RICHARD KRAJICEK venceu GUSTAVO KUERTEN e ficou com o título do TORNEIO EXIBIÇÃO BANCO REAL MASTERS.
Na Série B do Campeonato Brasileiro – quadrancular final: PONTE PRETA 1 x AMÉRICA MINEIRO 0; VILA NOVA x NÁUTICO 1.
Na Série C, SAMPAIO CORRÊA e JUVENTUS sobem para a série B do Campeonato Brasileiro: SAMPAIO CORRÊA 3 x FRANCANA 1; JUVENTUS 3 x TUPI (MG) 1.
O escritor goiano BERNARDO ELIS morreu às 13:30 horas em GOIÂNIA, de câncer no intestino. Tinha 82 anos e ocupava a cadeira número um da Academia Brasileira de Letras.
Pela manhã, um acidente de carro matou o percussionista DAVID DOS SANTOS, 22 anos, integrante havia três anos do Bloco AFRO BAIANO OLODUM. O carro em que viajava bateu contra uma ponte. Ele teve morte instantânea e as outras quatro pessoas no carro ficaram feridas.
17 a. das anotações feitas em 30 de novembro de 1998: quando passo, de ônibus, pelo SHOPPING INTERNACIONAL DE GUARULHOS, observo que máquinas continuam trabalhando em alguns lugares para aumento do estacionamento de carros.
CARMELO esteve ontem no aniversario do pequeno BERNARDI, filho do MARCOS. Conta-me que a sociedade com NILDO não vai bem. Trabalham no vermelho. CRISTIANO cuida da OPERAÇÃO CRUZEIRO. Quer participar da MegaOperação de 19 de dezembro (início), mas não sabe se poderá afastar-se do serviço. Estuda essa possibilidade com OREZ.
Recebo um telefonema do TENENTE-CORONEL PM ALBERTO, Comandante do 1º BPChq. Avisa-me que o batalhão já recebeu a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Ficou sabendo disso agora, ao examinar o estandarte da Unidade. Dessa maneira fica prejudicada a parte da solenidade do 107º Aniversário do 1º BPChq no que concerne à entrega da Medalha.
ALEMÃO trabalha na parte da informática do MMDC. Recebo telefonema do agente CASTRO. É nosso velho conhecido dos anos 1976-1977 e quer trabalhar no MMDC. Acontece que pretende remuneração e isso não é possível. O Diário Oficial de sábado, dia 28 de novembro de 1998, publica a transferência do CORONEL PM HYPÓLITO PINTO DE SOUZA, do CAES para o CPM. Quem irá substitui-o é o CORONEL PM LUIZ VERARDINO, que está saindo do CPM. Em se tratando do CAES, última unidade que comandei na PM, isso me chama a atenção.
Parece que a ÁRVORE DE NATAL no OBELISCO deverá ser mesmo construída. Trata-se do projeto “PRAÇAS NATALINAS” cujo lançamento acontecerá amanhã, às 20:30 horas na PRAÇA DAS GUIANAS. A árvore de Natal tem como data provável de ser inaugurada em 13 de dezembro.
Em casa, assisto RECORD EM NOTÍCIAS e JORNAL NACIONAL. Jogando xadrez no computador e depois lendo 32-BASTIDORES DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA vou encerrar o mês de dezembro.    
16 a. do jogo MANCHESTER 1 x PALMEIRAS 0, em TÓQUIO, JAPÃO. O MANCHESTER tornava-se CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES, em 30 de novembro de 1999. Em 28 de novembro de 2000, o título ficou para o BOCA JUNIORS, que derrotou o time espanhol do REAL MADRID.
16 a. ANA MOSER anuncia sua aposentadoria definitiva das quadras de vôlei, em 30 de novembro de 1999. Outras anotações nesta terça-feira: pela manhã, a partir das 8 horas (horário de BRASÍLIA) o PALMEIRAS joga contra o MANCHESTER UNITED, em TÓQUIO. O MANCHESTER transforma o sonho palmeirense em pesadelo verde e branco. O time inglês vence por 1 a 0 e leva o título para a EUROPA. O gol é do capitão ROY KEANE depois de uma falha gritante do goleiro MARCOS.
Quando chego em SÃO PAULO, encontro os palmeirenses com a crista caída. Comentamos o vídeo sobre corrupção (uma câmera indiscreta) por elementos do reservado (152/-213213ª152). No dia 25 já tínhamos feito um relatório sobre esse assunto. OREZ e LUZ vão fazer outros contatos. NILDO deverá colaborar à tarde.
Às 13 horas, estou no Centro Odontológico. Não dá para passar no MMDC nesta tarde. O TENENTE Dent PM SESMA tira os moldes para a prótese definitiva da arcada superior. Ele aplica anestesia para poder enfiar um fio na altura das raízes de 4 dentes provisórios. Isso me deixa com o lábio superior completamente adormecido.
Quase às 15 horas, vou conversar com CORTES COSTA, responsável pela OPERAÇÃO OSORIO. Converso, via fone, com o CORONEL PM Res ALUIZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA. Cumprimento-o pelo seu 14º aniversário de casamento com dona PACHA. O ALUÍZIO operou a próstata no último dia 4. Sofre ainda as conseqüências dessa operação.
Já em casa, ligo para o ARIOVALDO CHACUR. Combinamos a nossa participação na festa do 108º aniversário do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”, amanhã, às 10 horas.
Vamos terminar novembro com algumas partidas de xadrez e paciência, no computador. Não consigo repetir o feito do dia 9 de novembro quando ganhei um jogo de xadrez no computador. 

ACONTECEU  EM  2 000  :  -     QUARTA-FEIRA
CULTO ECUMÊNICO EM AÇÃO DE GRAÇAS, defronte o QUARTEL DO COMANDO GERAL DA PMESP, presidido pelo sub-cmt. PM, CORONEL JOÃO FRANCISCO GIURNI DA ROCHA. O CMT. GERAL, Cel. RUI CÉSAR MELO, encontra-se na 22a. Reunião de COMANDANTES GERAIS, em FLORIANÓPOLIS. Fazem uso da palavra o TEN-CEL CAPELÃO VILLANO, o Cel.Res. PAULO CÉZAR NEVES e um pastor evangélico (de origem muçulmana, libanês).Entre os presentes: Cel. CRISÓSTOMO, Cel. MIQUELLINI, Cel Fem PM VITÓRIA, Cel. VASCONCELLOS, Cel. LUIZ FRANCISCO COSCIONE, Cel. JOÃO ROBERTO DA FONSECA, Cel.Res. JÚLIO GOMES DA LUZ, atual Superintendente da Caixa Beneficente, Cel.Res. PAULO GALANTE, também da CAIXA BENEFICENTE, GERALDO FARIA MARCONDES, presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, Ten.Cel. FLAMARION RUIZ, Ten.Cel. LUIZ CARLOS NOGUEIRA, presidente da ADEPOM, Ten.Cel. JOEL AUGUSTO, da DAMCO, Maj. LUEDY, presidente da ASSOCIAÇÃO DOS EVANGÉLICOS DA PMESP, Cap. MIRANDA, Cap. CORTE, Cap. ROBERTO e muitos outros oficiais.
     
O governador MÁRIO COVAS surpreendeu médicos, assessores e jornalistas ao convocar uma entrevista coletiva na sala de Imprensa do INCOR para falar de sua atual situação de saúde. COVAS alternou momentos de emoção com brincadeiras e breves protestos dirigidos aos jornalistas.

O CORONEL EB ARIEL ROCHA DE CUNTO foi afastado da Chefia da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) pelo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, GENERAL ALBERTO CARDOSO. Nos últimos dias, a ABIN foi acusada de espionar o governador de MINAS, ITAMAR FRANCO, e o filho do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PAULO HENRIQUE.

UMA COMISSÃO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA FLÓRIDA, sob controle republicano, aprovou a convocação urgente de sessão especial para designar os 25 representantes do Estado no colégio eleitoral que dia 18 escolherá o sucessor de CLINTON. A decisão pode transformar numa crise constitucional a guerra político-judicial entre GORE e BUSH.

Em partida empolgante, o PALMEIRAS bateu o SÃO PAULO por 2 a 1, no MORUMBI, e passou para as QUARTAS-DE-FINAL da COPA JOÃO  HAVELANGE.

PROSSEGUE O JULGAMENTO DO CORONEL UBIRATAN: - quatro livros, um relatório, um ensaio, depoimentos e decisões judiciais. E por meio da leitura dessas peças do processo sobre o MASSACRE de 111 presos na CASA DE DETENÇÃO de SÃO PAULO que o MINISTÉRIO PÚBLICO pretende provar aos jurados que o CORONEL UBIRATAN QUIMARÃES é responsável pelos crimes cometidos no PAVILHÃO  9 em dois de outubro de 1992.

NA SOCIEDADE VETERANOS DE 32, o presidente determina que se encaminhe a todos os CONSELHEIROS a carta do PRESIDENTE NATO DO CONSELHO SUPREMO, Cel. RUI CÉSAR MELO, a proibição de REGINA CELENTANO de freqüentar a SOCIEDADE até decisão final da JUSTIÇA, em 2a. INSTÂNCIA.

O CARDEAL DOM PAULO EVARISTO ARNS, de 79 anos, arcebispo emérito de SÃO PAULO, foi internado no INCOR, com hemorragia digestiva causada por ulceras gástricas.

PRESO pela POLÍCIA FEDERAL o policial civil MARCO ANTÔNIO PEREIRA por enviar e-mails fazendo-se passar pelo Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

O TÉCNICO WANDERLEY LUXEMBURGO depôs na CPI do FUTEBOL, durante seis horas, não conseguindo explicar aos SENADORES a origem de cerca de 10,3 milhões de reais, que não declarou ao LEÃO.

COMEMORADOS os QUARENTA ANOS de carreira do humorista cearense RENATO ARAGÃO, que celebrizou o personagem DIDI MOCÓ. ARAGÃO debutou na telinha da TV CEARÁ, em FORTALEZA, no programa VÍDEO ALEGRE. Desde o inicio, adorado pelo publico, firmou seu sucesso nacional na REDE GLOBO, onde alcançou elevadas audiências com OS TRAPALHÕES, show do qual também faziam parte os humoristas DEDÉ, MUSSUM e ZACARIAS, alem de filmes de grandes bilheterias. A festa de comemoração dos quarenta anos da carreira de RENATO ARAGÃO foi realizada no Rio de Janeiro.

ACONTECEU EM 2 001 : -  SEXTA-FEIRA
Vamos terminar novembro com uma pequena melhora na temperatura. Tenho uma dura reunião no MMDS onde exijo explicações do tesoureiro sobre o balancete de 2001. Houve emprego indevido de algumas somas de dinheiro e ninguém sabe explicar como isso aconteceu. CRISTIANO surge com uma idéia de palestras noturnas para melhorar o “caixa”. Isso é apenas uma sugestão.
Na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, o Coronel MENDES comparece depois de alguns dias de afastamento e conta que no dia 20 de novembro sofreu um atropelamento em plena avenida LIBERDADE, por uma bicicleta, que lhe ocasionou uma queda e a batida da cabeça no asfalto. Foi socorrido ao Hospital da CRUZ AZUL, sendo que não houve conseqüências piores. Diz ele que amanhã não poderá comparecer na solenidade do 110º Aniversário do 1º BPChq porque irá até Presidente Prudente.
Vamos terminar o mês de novembro de maneira bem desagradável. A Sociedade não tem dinheiro para pagar o 13º Salário de seus dois funcionários, VASCO e dona CÉLIA. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA não vem ao MMDC. O CORONEL PM RENALDO, tesoureiro, também não conseguiu contornar o problema financeiro da Sociedade. Amolado com esse problema financeiro retorno a GUARULHOS.
Passei maus bocados nesse retorno. Às 16 horas, estou tomando um trem do metrô na SÉ. Acontece que os altos falantes anunciam uma pane elétrica na Estação TUCURUVI. Resultado: aguardo meia hora no interior do vagão e, depois, os passageiros são convidados a deixar o trem. Com isso, uma multidão procura receber o dinheiro da passagem e, evitando toda essa confusão, prefiro fazer uma caminhada até a estação ARMÊNIA. Cansado, retorno para GUARULHOS no EXPRESSO COCAIA.
Durante a programação da noite a BANDEIRANTES, RECORD e GLOBO mostram reportagens sobre a vida de GEORGE HARRISON, o beatle que morreu ontem. 

Os 200 sindicalistas que participavam na manhã de um debate sobre o IPTU progressivo tiveram uma surpresa no Sindicato dos Bancários: a presença de LUÍS FAVRE, namorado da Prefeita MARTA SUPLICY, a “estrela” do encontro. Foi a primeira vez em muito tempo que os dois estiveram juntos num evento oficial. FAVRE não tem cargo na Prefeitura e ocupa o posto de assessor da Secretaria de Assuntos Internacionais do PT. A prefeita vai reunir amanhã, na mansão alugada da Rua CAMPO VERDE, nos JARDINS, um mundo de gente para comemorar os 52 anos de seu parceiro.

O PM PAULO GALDINO DA SILVA, de 37 anos, foi executado com 18 tiros na chacina ocorrida na Padaria PALMIRA, na Praça SÍLVIO PEREIRA DOS SANTOS, no JARDIM PALMIRA, GUARULHOS. Além do PM, outros três fregueses foram executados e mais três ficaram feridos, entre eles um estudante de treze anos, que havia saído da escola. A chacina aconteceu ontem, por volta das 21:30 horas.

Um garoto de 6 anos foi atingido no lado esquerdo do rosto por um tiro disparado pela pistola ponto 380 de seu pai, o SARGENTO CLEISON CABLOCO DA SILVA, de 29 anos, pertencente à 2ª Companhia do 19º BPMM. O sargento estava limpando a arma quando houve o disparo acidental. Ele levou o filho LUCAS OTÁVIO DA SILVA ao Pronto Socorro do JARDIM IVA, de onde foi transferido para o Hospital da CRUZ AZUL. A PM não informou o estado da criança.  

FALECEU o primeiro homem a receber um coração artificial, o americano ROBERT TOOLS. Com o equipamento, feito de plástico e titânio, ele sobreviveu por 151 dias. Depois dele, cinco pessoas se submeteram ao implante, quatro das quais permanecem vivas. Aos 59 anos, de hemorragia abdominal, em LOUISVILLE, nos EUA.

RECEBEU ALTA a modelo e apresentadora de TV, LUCIANA GIMENEZ, de 32 anos. Vítima de meningite viral, ela foi internada duas vezes em menos de uma semana no Hospital ALBERT EINSTEIN. 

FALECEU o Doutor RENATO TAGLIANETTI, aos 91 anos. Foi ex-combatente de 32, pertencente ao BATALHÃO 14 DE JULHO. Formado pela USP, em 1933. Atuou no Serviço Social do Estado e, durante 20 anos, foi advogado e diretor jurídico da VOTORANTIN. Ex-presidente do CONSELHO DELIBERATIVO DO ESPORTE CLUBE PINHEIROS, foi também conselheiro efetivo e ex-diretor executivo.



2 002   :  -   SÁBADO
O Museu de Arte Brasileira, da Fundação Armando Álvares Penteado, em SÃO PAULO, abre a mais ambiciosa exposição dedicada aos 80 anos da SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922. O evento reúne cerca de 600 peças – entre elas a cultuada tela ABAPORU, de TARSILA DO AMARAL, propriedade do colecionador argentino EDUARDO COSTANTINI, hoje avaliada em cinco milhões de dólares. Assinadas por 144 artistas, as obras pertencem a coleções públicas e privadas do BRASIL e do Exterior. Entre elas estão pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, filmes, manuscritos, maquetes e até o saiote de verão com que o arquiteto FLÁVIO DE CARVALHO desfilou em 1956 pelas ruas da provinciana SÃO PAULO.

MARLENE resolve passar massa corrida nas paredes do quarto que foi construído em cima da laje, que será, futuramente, meu dormitório, face expansão de minha biblioteca e a diminuição do espaço no meu atual quarto, coisa que irá piorar no próximo ano. Depois disso, falta ainda construir uma escada de acesso para esse quarto. MARLENE aproveita a volta do JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA para acertar esse detalhe.
Durante este sábado, dona ESMERALDA recebe várias visitas: DORA, MARCELO e KELLEN CRISTINA.
O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR passa por um sério apuro nesta data. Encontrava-se no bar de seu amigo JORGE, juntamente com o ALEX, quando três indivíduos bebiam. O filho, de pouca idade, de um deles, vem chamar o pai e, este, irado pela presença do menino, esbofeteia-o. Para não entrar em briga, o JOÃO e o ALEX afastam-se do bar. Logo mais, quando o JOÃO já está em casa, recebe um telefonema do ALEX. A situação no bar piorou quando um outro elemento, vendo a agressão ao garoto, tirou de uma “peixeira”, golpeando as costas do valentão. Este vai até sua casa, pega uma faca e volta para brigar com o rapaz que lhe deu o golpe; no momento, passa um carro, com um casal no seu interior, parando nas imediações do bar. O pai covarde resolve apunhalar o carro, furando a lataria por diversas vezes. O motorista sai do mesmo, saca de uma arma e o alveja mortalmente. Um dos colegas do covarde resolve se intrometer na ocorrência e também é alvejado. É um caso que é muito comentado nesta tarde.        

Onze integrantes da cúpula da principal facção criminosa de São Paulo foram transferidos pela manhã para o CENTRO DE READAPTAÇÃO PENITENCIÁRIA de PRESIDENTE BERNARDES, no Interior. Os presos – que estavam detidos no DEIC – foram levados em um avião turbo – hélice, da empresa TRIP, acompanhados de quinze policiais durante o vôo. Três detentos estavam com as mãos e os pés algemados, entre eles WÂNDERSON NILTON DE PAULA LIMA, o “ANDINHO”. Do DEIC ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul, os presos foram escoltados por 50 policiais civis.


O petroleiro PRESTIGE, que naufragou há 12 dias na costa da ESPANHA com 77 mil toneladas de óleo e tingiu de negro a costa da GALÍCIA, é apenas mais uma bomba–relógio que chega ao fundo do mar. Ao longo dos tempos os oceanos tornaram-se depósitos de produtos tóxicos e armamento nuclear.

ASSISTO na GLOBO o filme PREMONIÇÃO. Muito complicado. Uma mulher tem alucinações onde vê que sua filha seria morta por uma pessoa que a atormenta em sonhos. Isso se concretiza. Depois, com a freqüência dos pesadelos, ela é internada numa clínica para insanos mentais. Descobre então que no mesmo lugar onde ela está passou um psicopata que é, justamente, quem a aterroriza em sonhos. Vê a morte do marido e o seqüestro de uma outra criança. Numa história complicada, ela é a reencarnação da mãe desse psicopata (essa mulher teria morrido afogada). Consegue fugir do asilo e vai até onde habita o louco, que tem como prisioneira uma menina. O final não agrada.  

2 003   :    - DOMINGO
São cinco horas da manhã quando estou dando o remédio cefalexina para a LUCINDA. Ontem, ela reclamou que o remédio está mexendo com o estômago. O pior é que sente dores na perna por causa de varizes. Nesta manhã, depois de um sono reparador, diz que está melhor. Leio os jornais O ESTADO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO DE SÃO PAULO e AGORA. Às 10 horas, estou iniciando a viagem para POÁ. O domingo apresenta temperatura agradável para viajar. Na cidade onde nasci, mais uma imagem de minha infância está sendo destruída: a antiga casa do chefe da estação, agora sem telhado, sem as portas e as janelas. Não sei o que resultará do desmanche dessa residência que conheço há mais de cinqüenta anos. Chego cedo na casa de minha mãe. Dona ALICE sente dificuldades para cuidar do almoço e se queixa de fraqueza nos braços. Agora que entrou na casa dos 95 anos ela está entregando os pontos. Mas não quer ninguém junto dela e pede para que DEUS lhe dê forças para poder cuidar das suas coisas até o fim. São momentos que passo que não me agradam. No entanto, nada se pode fazer. Procuro reanimá-la com outras conversas, mas ela está bem pessimista neste domingo. Mais tarde converso com o ADALVO, RENATO e LEANDRO. A MARIZETE e o FELIPE estão na PRAIA GRANDE desde a última sexta-feira, dia 28. Deverão retornar no dia 2 de dezembro. Um tanto quanto chocado com o quadro de saúde de minha mãe, faço a viagem de retorno a GUARULHOS, depois das 16 horas.

O CAMPEONATO BRASILEIRO já tem o seu CAMPEÃO. O CRUZEIRO venceu o PAYSANDU por 2 a 0  e conquistou o título com antecedência. O SANTOS ficou em segundo ao perder para o GOIÁS por 3 a 0. Já o SÃO PAULO bateu a PONTE PRETA por 2 a 1, em CAMPINAS, e se classificou para a LIBERTADORES de 2 004, depois de dez anos longe do torneio. OUTROS RESULTADOS: CORINTHIANS 1 x BAHIA 2; CRICIÚMA 0 x GRÊMIO 2; FORTALEZA 5 x PARANÁ 3; VITÓRIA 1 x CORITIBA 0.

Antes mesmo de entrar em quadra para enfrentar o JAPÃO, a seleção brasileira de vôlei masculino já havia ganho o título de CAMPEÃO DO MUNDO, pois a ITÁLIA perdera para a SÉRVIA E MONTENEGRO por 3 a 1. Mesmo jogando sem pressão, os meninos do BRASIL enfiaram   3 a 0 nos donos da casa e saíram da competição como a única seleção invicta, com onze vitórias. A COPA DO MUNDO era o único título que faltava ao BRASIL, que já foi campeão olímpico (1992), mundial (2002) e da LIGA (1993, 2001 e 2003).

Com todo o respeito que merecem INGO HOFFMANN, CHICO SERRA e PAULO GOMES, que não apenas representam a STOCK CAR como são a própria STOCK CAR, mas há quase um consenso de que um novo campeão seria saudável para a competição. DAVID MUFFATO conquistou hoje, em INTERLAGOS, o título da mais importante categoria do automobilismo brasileiro, com o quarto lugar na 12 ª e última etapa da temporada, diante de 32 mil pessoas. É um resultado histórico. Desde 1 989, há 15 anos, só dava HOFFMANN, SERRA ou PAULÃO. SERRA venceu hoje, a corrida em SÃO PAULO.

De origem grega e infância sofrida, MARK PHILIPPOUSSIS transformou-se em herói nacional ao dar, hoje de madrugada, o 28 º título da COPA DAVIS para a AUSTRÁLIA na sua dramática vitória sobre o espanhol JUAN CARLOS FERRERO.
 
O chefe dos investigadores da DELEGACIA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE ENTORPECENTE de GUARULHOS, ROBERTO RAYMUNDO DE ANDRADE, cobrava para libertar presos. Ele exigiu dez mil reais de um advogado para soltar o cliente dele. Promotores públicos souberam desse acerto ao gravar as conversas telefônicas de ROBERTO. Ele está foragido.

Um estudante foi morto e outros dois foram baleados após uma briga na danceteria VISION CLUB, em PINHEIROS, zona oeste da Capital. BRUNO HENRIQUE MONTE GUSSO, de 18 anos, morreu na hora, após levar um tiro na cabeça. Dois rapazes em uma moto balearam BRUNO e seus colegas, dentro do carro, na AVENIDA REBOUÇAS.

O diretor de Gás e Energia da SHELL, TODD STAHELI, de 39 anos, foi assassinado e a mulher dele, MICHELLE, 34 anos, ficou gravemente ferida ao serem atacados, hoje, em casa, no condomínio de classe média alta PORTO DOS CABRITOS, na BARRA DA TIJUCA. Não havia sinais de arrombamento na casa e nada foi roubado. Como também não havia marcas de sangue ou sinais de luta, a Polícia Civil descarta a hipótese de crime passional. O filho de 10 anos encontrou os pais por volta das 6:30 horas, ao entrar no quarto atraído pelo despertador que não parava de tocar. MICHELLE foi internado no hospital COPA D´OR com hemorragia na cabeça. O casal, de nacionalidade norte-americana, mudou-se para o BRASIL há apenas três meses, com os quatro filhos: três meninas – de 13, 5 e 3 anos – e o menino. As crianças, que não têm parentes no BRASIL, estão com amigos dos pais. A filha mais velha telefonou para um amigo da família, também funcionário da SHELL, que acionou a polícia, o Corpo de Bombeiros e a alta direção da empresa. Segundo a polícia, o casal foi atingido por um objeto cortante que pode ter sido uma machadinha.

O atleta brasileiro ALEXANDRE RIBEIRO, de 38 anos, conquistou o Campeonato Mundial de ULTRAMAN, considerado o mais difícil triatlo de resistência do mundo.

Unidades militares dos EUA mataram hoje na cidade de SAMARRA, no norte do IRAQUE, 46 iraquianos, informou o TENENTE-CORONEL WILLIAM McDONALD, da 4ª DIVISÃO DE INFANTARIA. Segundo o Exército americano, as tropas repeliram um ataque dos rebeldes, muitos dos quais vestiam uniformes dos fedayn, milícia do ditador SADDAM HUSSEIN. Ataques rebeldes no fim de semana mataram 14 estrangeiros. Entre eles, 7 agentes secretos espanhóis, 2 diplomatas japoneses, 2 trabalhadores sul-coreanos e 1 colombiano, além de dois soldados americanos.   

Pelo menos onze soldados russos morreram e 16 ficaram feridos no fim da semana na CHECHÊNIA, em várias emboscadas de rebeldes chechenos ou em explosões de minas terrestres, em GROZNY. As forças russas reagiram, bombardeando com artilharia pesada supostas bases guerrilheiras nos distritos de ITSUM-KALE, SHALI e VEDENO. Não foram mencionadas baixas entre os separatistas.

O cantor RAY CHARLES, de 73 anos, foi operado  em BEVERLY HILLS, LOS ANGELES, após sentir fortes dores na região da bacia. CHARLES, que tem 13 prêmios GRAMMYS, cancelou sua turnê em agosto.

FALECEU GERTRUDE EDERLE, nadadora, a primeira mulher a cruzar a nado o CANAL DA MANCHA, que liga a FRANÇA à INGLATERRA, em 1926. GERTRUDE nadou os 56 km da travessia em 14:31 min. Aos 98 anos, de causa não divulgada. Em NOVA JERSEY.

2 004   :     -  TERÇA-FEIRA
CRIADO HÁ 40 ANOS, no dia 30 de novembro de 1964, durante o primeiro governo do regime militar, o ESTATUTO DA TERRA, que dispunha sobre a reforma agrária no País, nunca saiu completamente do papel. Mas até hoje é considerado uma das legislações mais avançadas que se conhece na área e continua a despertar polêmicas. Os defensores da reforma agrária comemoram o aniversário para lembrar que a agenda social dos anos 1960 – traduzida em parte pelo Estatuto – nunca chegou a ser atendida. Os críticos da reforma lembram da data com outro sentido: para mostrar que a modernização do campo tornou anacrônicas as reivindicações daqueles anos. O Estatuto foi redigido em 1964, por recomendação do presidente da República, MARECHAL CASTELLO BRANCO. Era para ser uma lei curta e simples, mas, devido às polêmicas que provocou, virou um extenso documento, com 128 artigos, centenas de parágrafos, incisos e alíneas, cuja publicação ocupou 14 páginas do DO.

Os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – e do METRÔ poderão fazer a integração gratuita na ESTAÇÃO LUZ. Sem precisar pagar outra tarifa, o passageiro que estiver vindo de trem pelas linhas E, D e A poderá pegar a LINHA AZUL do METRÔ ou vice-versa. Também hoje a Secretaria dos Transportes Metropolitanos está inaugurando os três acessos para os saguões subterrâneos da LUZ – pela Rua BARÃO DE MAUÁ, AVENIDA CÁSPER LÍBERO e PINACOTECA. A integração gratuita já vinha acontecendo aos domingos e feriados, em sistema de avaliação desde setembro. Mas agora será estendida a todos os dias, de forma permanente. Além da gratuidade, o usuário poderá economizar tempo em suas viagens. A interligação da LUZ é mais uma etapa do Projeto Integração Centro, iniciado em julho de 2001, que prevê intervenções num trecho de sete quilômetros de três estações: BRÁS, BARRA FUNDA e LUZ. Ao todo, serão investidos 95,1 milhões de dólares. Entre as melhorias estão a modernização e restauração da ESTAÇÃO DA LUZ, implantação de nova sinalização e telecomunicação, reconfiguração do plano de via e intervenções nas vias aérea e permanente – foram substituídos 18,7 km de trilhos e 13 mil unidades de dormentes. Na LUZ, foram construídos dois saguões subterrâneos – um com 1.300 metros quadrados e outro com 1.150 metros quadrados. Remodelada, a estação terá 19 escadas rolantes, 14 estações fixas e elevador para portadores de deficiência em frente à PINACOTECA. 
   
Depois de um longo suspense, finalmente ISABEL (CAROLINA DIECKMANN) descobrirá que não é filha de NAZARÉ (RENATA SORRAH) e sim de MARIA DO CARMO (SUSANA VIEIRA). Pressionada por JOSIVALDO (JOSÉ DE ABREU), a própria seqüestradora contará sua versão da história, dizendo que foi obrigada pelo falecido marido, JOSÉ CARLOS (TARCÍSIO MEIRA), a roubá-la da nordestina, ainda bebê, para que eles pudessem viver juntos como uma família. As cenas vão ao ar nesta terça-feira, em “SENHORA DO DESTINO”. MARIA DO CARMO chega à casa de NAZARÉ acompanhada de DIRCEU (JOSÉ MAYER), EDGARD (DAN STULBACH() e dos filhos no momento em que a vilã está pedindo perdão a ISABEL. As duas se enfrentam e a ex-prostituta diz que a filha entendeu seus motivos e ainda acusa DO CARMO de ter entregue a criança nas mãos de uma desconhecida. ISABEL explode quando percebe que todos já sabiam da verdade e não lhe contaram. Magoada, ela manda embora o namorado EDGARD, fugindo ao abraço de sua mãe. 

 

Saio mais tarde de casa e, por volta das 13 horas, estou chegando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O meu interesse maior é saber se o EDITAL DE CONVOCAÇÃO foi publicado no DIÁRIO OFICIAL. As funcionárias MÔNICA e LUCIENE explicam-me que já está para ser publicado desde ontem. Acontece que procuro encontrar isso na coluna dos editais e não saiu hoje. Ao mesmo tempo, precisamos entrar em contato com todos os associados a respeito da ASSEMBLÉIA GERAL, pois é muito difícil alguém ler o DIÁRIO OFICIAL. Esse será o segundo passo depois da publicação do edital. O tenente PAULO CÉSAR deverá nos ajudar no envio de correspondência acerca desse assunto, pois a Sociedade não tem dinheiro para mandar as cartas para todos os associados.
ELÁDIO e RONALDO estão à minha espera para comunicar que os oficiais estão nos esperando para o almoço de negócios no RESIDENCIAL TOWER. Ali, discutindo vários assuntos, principalmente a onda de criminalidade que invade os prédios de apartamentos (os chamados “arrastões”, vamos até às 16 horas. No “arrastão” de ontem, num prédio de luxo de SANTANA, há um PM participante da quadrilha.

Em casa, faço uma ligação para o CORONEL ALUÍZIO e sua esposa, DONA PACHA. Cumprimento-os por mais um aniversário de casamento. Aproveitamos a oportunidade para conversar sobre a nossa Corporação. Também ligo para os TENENTES ANÍSIO e PAULO CÉSAR, trocando idéias sobre a ASSEMBLÉIA GERAL do dia 17 de dezembro. 

 

O pequeno IAGO está com febre. MARLENE, PAULO CÉSAR e a KÁTYA levam-no ao Pronto Socorro. O menino pegou uma faringite e as famílias estão preocupadas com o seu estado de saúde. Durante a noite toda cuidam do IAGO, aplicando-lhe inalações. Somente tarde da noite é que a febre abaixa. LUCINDA encontra-se cansada, mas não consegue dormir até ver tudo serenado.

Sete pessoas sofreram intoxicação após comer um bolo em uma festa surpresa de aniversário em GUARULHOS, nesta terça-feira. A comemoração acontecia na PARÓQUIA SÃO GERALDO. A aniversariante SHIRLEY SILVA DE SOUZA, que completou 19 anos, e o irmão dela, o estudante HARLEY SILVA SOUZA, de 16, tiveram de ficar internados em unidades de terapia intensiva. Uma médica contou que aparentemente havia veneno de rato na cobertura do bolo, que foi feito por uma das vítimas intoxicadas. A polícia vai analisar se o veneno estava em algum dos ingredientes usados no preparo do bolo.

 

Trecho da avenida NOVE DE JULHO deve ter uma pista interditada por seis meses, por causa da cratera aberta pela chuva de sábado, dia 27. Já o buraco da rua AMARAL GURGEL, segundo a prefeitura, deve estar tapado até o dia 1º de dezembro, apesar das interrupções no serviço. Enquanto isso, a prefeita MARTA SUPLICY está em PARIS, de onde deve ir para MILÃO, na ITÁLIA, assistir à cerimônia de reabertura do TEATRO SCALA, uma festa de gala no dia 7 de dezembro. “O PT está abandonando o barco. Por ter perdido a eleição, MARTA agora está se vingando de SÃO PAULO”, afirmou hoje o vereador GILBERTO NATALINI (PSDB), que foi à tribuna da Câmara Municipal de SÃO PAULO protestar contra a viagem. “Acho uma atitude de descaso, de deboche com a população”, continuou o tucano. O novo pedido de licença feito pela prefeita surpreendeu o presidente nacional do PT, JOSÉ GENOÍNO. Ele disse que desconhecia a intenção da petista de se afastar da Prefeitura para viajar e que soube da decisão pelos jornais. GENOÍNO não quis comentar o possível impacto negativo do pedido de férias até 8 de dezembro.


EDIMAR BOCCHI afirmou que os exames de SERGINHO não deram indícios de doença do coração. O médico, antes, havia dito que alertou o SÃO CAETANO sobre o risco de morte do atleta. Hoje, a Justiça Esportiva decidiu que o AZULÃO não será rebaixado para a Série B do CAMPEONATO BRASILEIRO.


RONALDINHO não é mais o único jogador da Seleção Brasileira com status de embaixador da ONU. KAKÁ recebeu hoje, em MILÃO, o título de embaixador das NAÇÕES UNIDAS para o combate à fome. Aos 22 anos, ele é o mais jovem a receber o título nessa área. E seu trabalho logo terá um grande evento.  KAKÁ disse que, além do BRASIL, ANGOLA, um dos países mais pobre da ÁFRICA, é sua prioridade. “Eu penso em ir lá, conhecer como as pessoas vivem e conhecer o trabalho da ONU”, diz o meia, que vai agendar sua visita a ANGOLA para as próximas férias. KAKÁ ficou emocionado com um desenho que ganhou hoje de uma criança angolana. “Na escola onde ele estuda pediram para ele fazer um desenho, e ele fez um com o avião que leva a comida, abre atrás e descarrega os alimentos”, disse.

A ESTAÇÃO LUZ DO METRÔ irá ganhar um bulevar. O anúncio foi feito hoje pelo governador GERALDO ALCKMIN durante a inauguração da galeria subterrânea que une trem e metrô na LUZ. O local será o ponto inicial da linha 4 (LUZ-MORUMBI). “Só ficarão os prédios tombados. O restante será demolido”, disse o governador. De acordo com o METRÔ, o projeto do bulevar ainda não tem prazo para ser entregue, mas as desapropriações já foram realizadas.

O ator REGINALDO FARIAS, de 67 anos, está hospitalizado desde ontem à noite na CLÍNICA SÃO VICENTE, no RIO. Sentindo fortes dores no peito, REGINALDO foi internado por volta das 19 horas. De acordo com o último boletim médico divulgado hoje pelo hospital, o ator de TV e cinema foi submetido a um cateterismo cardíaco, seguido de angioplastia (desobstrução do vaso sangüineo. Durante o procedimento médico, houve uma intercorrência acompanhada de alteração do ritmo cardíaco e queda de pressão arterial prolongada. Depois do atendimento de emergência, REGINALDO foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. O estado de saúde do ator é estável e apresenta gravidade. O último trabalho de REGINALDO FARIAS na televisão foi uma participação na novela “CABOCLA”, da rede GLOBO, que terminou há quinze dias. O ator também participou de vários filmes nacionais.

A Justiça Federal acolheu integralmente denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito PAULO MALUF e familiares. MALUF e os filhos FLÁVIO e LÍGIA, a nora JACQUELINE e o genro MAURÍLIO CURI passam a ser réus pela acusação de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha. Mas a juíza SÍLVIA MARIA ROCHA, da 2 ª Vara Criminal, negou o pedido de prisão cautelar de MALUF, alegando tratar-se de “medida excepcional que deve ser somente efetivada em casos extremos”. Segundo ela, “o réu tem demonstrado que poderá responder o processo em liberdade”. O Ministério Público Federal deve recorrer dessa parte da decisão.

Irritados com as críticas do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO governo LULA, os petistas partiram hoje para o contra-ataque. Para o ministro PALOCCI, ele se desviou da conduta elegante. O líder do governo no Senado, ALOÍZIO MERCADANTE, disse que esperava um debate mais qualificado. O prefeito reeleito de BELO HORIZONTE, FERNANDO PIMENTEL, disse que “FHC se despiu  da sua condição de estadista”.

O fazendeiro ADRIANO CHAFIK LUEDY foi preso hoje em SÃO PAULO. Ele é acusado de ter mandado atacar um acampamento de SEM-TERRA em sua propriedade, em FELISBURGO, MINAS GERAIS. Cinco pessoas foram mortas nesse episódio, ocorrido no dia 20 de novembro. CHAFIK estava hospedado em um hotel da Avenida FARIA LIMA. Um advogado negociava com a polícia para que o fazendeiro se entregasse.

Os 146 soldados da FNS (FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA) chegaram ao ESPÍRITO SANTO na madrugada desta terça-feira e foram oficialmente apresentados ao governador do Estado, PAULO HARTUNG. Eles irão entrar em operação gradualmente, substituindo os 440 soldados do Exército. É a primeira vez que a FNS será utilizada desde a sua criação pelo Ministério da Justiça, em agosto. A sua permanência o Estado não tem um prazo determinado. A tropa da FNS que está no ESPÍRITO SANTO é formada por integrantes da Polícia Militar de seis Estados (RS, CE, AM, SE, PE e RN). De acordo com o Ministério da Justiça, os homens foram selecionados entre os melhores de suas corporações para participar de um treinamento de duas semanas na Academia de Polícia Federal, em BRASÍLIA, para aprenderem técnicas de combate urbano. O treinamento é ministrado por agentes da Polícia Federal e por oficiais graduados das Polícias Militares dos Estados. Os soldados passam por aulas práticas e teóricas durante duas semanas.

ATINGIDA por disparos de canhão feito por um navio argentino a fragata brasileira RADEMAKER. O incidente ocorreu durante exercício de tiro realizado pela Marinha em conjunto com a Armada argentina, na chamada OPERAÇÃO FRATERNO. O disparo feriu quatro militares brasileiros e um oficial argentino. Três das vítimas haviam recebido alta até a noite de sexta-feira. No dia seguinte, foi comemorado pela primeira vez o DIA DA AMIZADE ARGENTINO-BRASILEIRA, criado em março pelos presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e NÉSTOR KIRCHNER para celebrar o encontro, há dezenove ano, do então presidente JOSÉ SARNEY com o argentino RAÚL ALFONSÍN. Em CABO FRIO, no RIO DE JANEIRO.

 

GANHOU uma estrela na CALÇADA DA FAMA de HOLLYWOOD o monstro GODZILLA. A homenagem marca os 50 anos do personagem e o lançamento do 28 º filme, GODZILLA:FINAL WARS. Em LOS ANGELES, ESTADOS UNIDOS.

 

ANUNCIADA a construção de uma filial do MUSEU DO LOUVRE no norte da FRANÇA. O LOUVRE II, de 22 mil metros quadrados, abrigará obras que estão guardadas no depósito do museu parisiense. O espaço deverá ser inaugurado em 2008, a um custo de 139 milhões de dólares.

    

O VATICANO atribuiu a epidemia de AIDS a uma “imunodeficiência”  de valores morais e espirituais e pregou a educação, abstinência sexual e maior acesso a medicamentos no combate à doença. Na véspera do DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS, definiu a doença como uma “patologia do espírito”. No BRASIL, 54 voluntários participam de testes de vacina.

 

O regime cubano pôs em liberdade dois importantes líderes da dissidência: o escritor e poeta RAÚL RIVERO e o presidente do ilegal Partido Liberal Democrático, OSVALDO ALFONSO. O gesto foi interpretado por opositores como manobra para aliviar pressões internacionais.

 

A rede de TV americana exibiu, no dia 29, um vídeo em que a princesa DIANA, morta em agosto de 1997, fala sobre seus problemas sexuais com o príncipe CHARLES e da sua desconfiança de que um empregado, com quem ela teve um caso, teria sido assassinado. Na fita, ela confessa que pediu ajuda à rainha ELIZABETH II para salvar seu casamento. DIANA morreu em PARIS num acidente de carro ao lado do namorado, o milionário DODI AL-FAYED, herdeiro das lojas HEROLDS. “Descobriram tudo e ele foi expulso. E depois ele foi morto”, afirma DIANA em um dos vídeos. “E esse foi o maior golpe de minha vida, devo dizer. E penso que o mataram”, acrescenta a princesa.

   

Dois brasileiros são acusados de participar do assassinato de uma promotora pública da cidade de SANTA CRUZ DE LA SIERRA, na BOLÍVIA. A acusação foi formalizada no último sábado, dia 27, pela justiça do país, não marcando ainda a data do julgamento. Além dos brasileiros RICARDO BORBA MESQUITA, de 52 anos, e SANDRO DE CARVALHO, de 31 anos, a promotoria de SANTA CRUZ acusou o espanhol FRANCISCO JAVIER VILLANUEVA MARTINO, o boliviano FREDDY HURTADO MELGAR e o italiano MARCO MARINO DIODATO, que está foragido e é acusado de ser um dos mentores do assassinato da promotora MÓNICA VON BORRIES. O promotor HUGO IQUISE, que está à frente do caso, disse que os acusados colocaram uma bomba no carro da promotora em 27 de fevereiro deste ano. “MESQUITA (o brasileiro) colocou a bomba e DIODATO (o italiano) acionou os explosivos usando um celular. Os outros teriam ajudado na execução e na fuga”, afirma ele.

O presidente da República Portuguesa, JORGE SAMPAIO, anuncia a decisão de dissolver a Assembléia da República e como conseqüência o governo em funções, no dia 30 de novembro de 2004.

2 005   :   -    QUARTA-FEIRA
LUCINDA pede-me a quantia de dez mil reais, já entrando no dinheiro do negócio de POÁ, para uma pequena reforma em casa. Na garagem, pintando os portões de ferro, estão MARLENE e MARCELO em plena atividade. Isso começou na segunda-feira da semana passada, dia 21.
Por volta das 13 horas, no posto de serviço do BANESPA, dentro do Corpo de Bombeiros, retiro o dinheiro solicitado pela LUCINDA. Logo em seguida, estou no MMDS. Mais uma vez o NILDO vem pedir dinheiro adiantado para a Instituição, alegando inúmeras dívidas particulares. VICTÓRIO intercede a seu favor, prometendo lhe ajudar tão logo entre alguma soma no caixa. Não sou favorável e esse empréstimo. Haverá dificuldades para o pagamento, como já aconteceu em outras vezes.
Deixando as dificuldades do MMDS, vou encontrar o CORONEL MENDES muito contente, na Sociedade, pois acabamos de ganhar da Capelania Militar um computador novinho em folha. Os CORONÉIS JAIRO e RICARDO JACOB instalam-no na minha mesa e fazem o mesmo entrar em funcionamento. Falta apenas a conexão com o “speedy” para podermos navegar na internet. É um grande emoção receber esse presente numa época de Natal. O CAPITÃO CAPELÃO PM OSVALDO PALÓPITO é também o capelão do MMDC. 

Também temos a satisfação de ver o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM trazer informações importantíssimas acerca do Monumento-Mausoléu. Uma delas é a LEI MUNICIPAL N º 3.758, de 20 de maio de 1949 que dispõe sobre a execução das obras que servirão de alicerce ao “MONUMENTO AOS MORTOS DE 32”. Essa lei foi promulgada pelo prefeito ASDRUBAL EURITYSSES DA CUNHA. No seu artigo 1º diz que o Prefeito Municipal “mandará executar, mediante concorrência pública, as obras que servirão de alicerce ao futuro “MONUMENTO AOS MORTOS DE 32” cuja ereção se acha prevista pelo artigo 19 das Disposições Transitórias da Constituição do Estado. Diz o artigo segundo:

“A execução das obras a que alude o artigo anterior fica condicionada a entendimentos prévios entre aquela autoridade e a Comissão Pró-Monumento constituída para superintender os trabalhos e no sentido de ser a pedra fundamental do referido Monumento lançada no dia 9 de julho do ano em curso. O DECRETO N º 1.078 de 6 de julho de 1949 dispõe sobre a localização do MONUMENTO AOS MORTOS DE 32, no PARQUE IBIRAPUERA. O artigo 1º definiu que o Monumento seria erigido no PARQUE IBIRAPUERA, na parte central da praça circular localizada no prolongamento da avenida BRASIL, a mil e cem metros, aproximadamente, da avenida BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO.

Até hoje não sabíamos que a pedra fundamental do Monumento-Mausoléu foi lançada em 9 de julho de 1949. É um fato histórico digno de registro.  

Esta tarde é muito agitada. Além das presenças dos coronéis JAIRO e RICARDO JACOB, também estão conosco o CORONEL ARY CANAVÓ, dona MARIA ODETE, advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA; o CORONEL MENDES está preocupadíssimo quanto ao pagamento de contas, inclusive acertar o 13º salário para as nossas funcionárias. Pensamos também no jantar do dia 5 de dezembro e atendemos vários telefonemas. Meu companheiro de lutas tem de ir buscar seu cunhado no aeroporto de CUMBICA e, um pouco depois das 16 horas, deixamos a Sociedade.
Em casa, LUCINDA recebe contente o dinheiro que ela solicitou. Agora cabe a ela usa-lo da melhor forma.
Recebo “e-mails” de várias pessoas, bem como telefonemas. MARIA CECÍLIA, doutora CÉLIA MARCONDES, estão ansiosas pela definição da data da “entrevista coletiva” em favor do TÚNEL NOVE DE JULHO. Em princípio, será no dia 15 de dezembro, na OAB. No entanto aguardamos a definição por parte do presidente D´URSO. O ROMAGNOLI mostrou-me hoje o pedido da data por parte do Presidente da Comissão do Resgate de Memória da OAB, doutor TROMBETTI. Mas o telefonema mais cansativo é o do CARLOS HOMEM. Passou toda a tarde conosco e agora está empenhado num trabalho artesanal para dar de presente ao CAPITÃO CAPELÃO PM PALÓPITO pelo presente dado hoje ao MMDC. Diz ele se sentir emocionado pela atitude do nosso capelão. O nosso comandante do Exército Constitucionalista, ALENCAR TOMÁS, quer saber o que acontecerá amanhã no 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”, pois recebeu um convite para a solenidade. Explico-lhe tratar-se do aniversário do Batalhão e que sua presença seria muito gratificante para o MMDC.

Em sua despedida do IV COMANDO AÉREO REGIONAL (IV COMAR), órgão da FAB que atua nos Estados de SÃO PAULO e MATO GROSSO DO SUL, o TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO recebeu o carinho de amigos, autoridades civis e militares, durante a solenidade realizada nesta manhã no sede da instituição. Ele passou o Comando para o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO, que disse assumir como um grande desafio substituir seu antecessor pelo grande trabalho que realizou nos quase dois anos e quatro meses em que esteve à frente do Comando do IV COMAR, mas espera contar com a colaboração de todos para vencer os desafios que virão pela frente. O TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO foi promovido e passa agora a ocupar o cargo de DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO (DECEA), no RIO DE JANEIRO. Emocionado, ele agradeceu a todos os segmentos da sociedade e entidades paulistanas, paulistas e matogrossenses-do-sul que sempre estiveram ao seu lado durante o período em que comandou o IV COMAR. 

Morreu hoje o acadêmico, ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal OSCAR DIAS CORRÊA, aos 84 anos, vítima de insuficiência respiratória. Seu corpo está sendo velado na Academia Brasileira de Letras, no RIO. No velório, foi exibida entrevista inédita, na qual CORRÊA revela que em 1989 pediu ao então presidente JOSÉ SARNEY a demissão do ministro da Fazenda, MAILSON DA NÓBREGA. “Quando a inflação pulou para 14%, pedi audiência com o ministro. Foi uma conversa dura. Entrei (no governo, em janeiro de 1989) com inflação a 3%, agora está 14%, disse que não aceito isso, porque vai haver quebra-quebra e quem tem de coibir sou eu”, conta. “E disse a ele (SARNEY): eu não fico. O senhor demite o ministro da Justiça, o da Fazenda e o do Planejamento. No próximo mês, a inflação chegou a 21%. Entreguei a carta de demissão (ele saiu em 8 de agosto de 1989). Estiveram na ABL, entre outros, MAILSON DA NÓBREGA, o ministro das Comunicações, HÉLIO COSTA, e o presidente do PFL, JORGE BORNHAUSEN. SARNEY não compareceu.

O delegado plantonista do 75º DP (JARDIM ARPOADOR) LUIZ OZILAK já é chamado nos meios policiais de JOÃO ALVES, o ex-deputado federal sortudo que se dizia vencedor de diversos prêmios de loteria. Segundo informações colhidas pelo Conselho de Controle de Atividade Financeira do Ministério da Fazenda, o policial ganhou 17 vezes na loteria em apenas três meses. Ele é investigado desde 2004 pela Corregedoria da Polícia Civil por suposta lavagem de dinheiro. A equipe do delegado WALDOMIRO MILANESI, da Delegacia de Operações Policiais da Corregedoria, recebeu, recentemente, a informação de que LUIZ OZILAK seria proprietário do luxuoso hotel LOUISVILLE ECO RESORT, em JUQUITIBA, na GRANDE SÃO PAULO, avaliado em três milhões de reais. O hotel teria sido arrendado pelo delegado para duas mulheres. Policiais da Corregedoria, promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão e Combate ao Crime Organizado (GAECO), representantes da Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda fizeram buscas, hoje, no hotel. Foram apreendidos documentos e computadores. Essas duas mulheres, no entanto, se declaram isentas de imposto de renda e isso chamou a atenção do COAF.

Dois porteiros de um prédio de classe média alta, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, são os principais suspeitos do assassinato de YARA ALEDO SONORA, engenheira da EMBRAER, empresa fabricante de aviões.  

Traficantes dos morros do QUITUNGO e da FÉ atacaram um ônibus da linha 350 (PASSEIO-IRAJÁ) ontem à noite, em BRÁS DE PINA, na zona norte do RIO. Os bandidos jogaram gasolina no veículo e nos passageiros e atearam fogo. Encurraladas no veículo em chamas, cinco pessoas morreram – entre elas uma criança de um ano e dois meses – e 14 ficaram feridas por queimaduras. Segundo relato dos usuários do veículo, os criminosos foram cruéis a ponto de não deixar que o motorista abrisse a porta traseira para que as pessoas pudessem sair.

PRESO em flagrante o médico ROMEU BRUNO MOLINARI, acusado de estelionato, falsidade ideológica e alteração de medicamento. Ele vendia remédios repassados gratuitamente pelo governo estadual.

ARQUIVADO o projeto de lei que propunha a instalação de usinas de álcool nos arredores do PANTANAL. A decisão foi influenciada pelo suicídio do ambientalista FRANCISCO GOMES DE BARROS, que era contra as usinas. Pela Assembléia Legislativa de MATO GROSSO DO SUL.

MORREU neste sábado, no RECIFE, o produtor JARBAS BARBOSA, irmão de ABELARDO BARBOSA, o “CHACRINHA”, aos 76 anos. BARBOSA teve problemas respiratórios causados por enfisema pulmonar. Paraibano de CAMPINA GRANDE foi, ao lado de LUÍS CARLOS BARRETO, um dos poucos produtores a participarem do surgimento do Cinema Novo. Ele começou como câmera nos jornais de HERBERT RICHERS, nos anos 1950. Foi responsável pela produção de clássicos do Cinema Novo, como “BOCA DE OURO” (NELSON PEREIRA DOS SANTOS), “GANGA ZUMBA” (CACÁ DIEGUES), “OS FUZIS” (RUY GUERRA) e “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL” (GLAUBER ROCHA). O último filme produzido por ele foi “XICA DA SILVA”, em 1976.

O filme “EU ME LEMBRO”, do cineasta baiano EDGARD NAVARRO, que foi comparado a AMARCORD, de FEDERICO FELLINI, recebeu seis troféus CANDANGO no 38º FESTIVAL DE BRASÍLIA. Entre eles, o de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e atriz protagonista.
O iatista ROBERT SCHEIDT anunciou que mudará definitivamente de categoria em 2006. Ele vai trocar a classe LASER pela STAR e competirá ao lado de BRUNO PRADA.

NASCEU a filha dos atores JENNIFER GARNER e BEN AFFLECK, ambos de 33 anos. Em LOS ANGELES, EUA.

O presidente GEORGE W. BUSH reiterou hoje que não anunciará prazos para iniciar a retirada das tropas do IRAQUE, apesar da desaprovação dos eleitores à ocupação. Ele admitiu que houve erros na execução da guerra e divulgou um documento em que descreve sua estratégia de reduzir gradualmente a presença das forças militares do país. Mas só depois da “completa vitória no IRAQUE”.

Médicos franceses anunciaram hoje ter realizado o primeiro transplante parcial de face do mundo, enxertando nariz, lábios e queixo numa mulher de 38 anos. A paciente foi desfigurada por uma mordida de cão em maio. Seu estado de saúde foi considerado “excelente” em nota assinada pela equipe de médicos de AMIENS e LYON. A doadora teve morte cerebral e sua família autorizou a cirurgia.

ORDENADO o primeiro arcebispo negro anglicano da INGLATERRA. JOHN SENTAMU, de 56 anos, é a segunda figura mais importante da religião no país, abaixo apenas do arcebispo da CANTUÁRIA. Casado e pai de dois filhos, ele foi entronado como o 97 º arcebispo de YORK numa cerimônia que combinou suas raízes africanas com o protocolo anglicano.


FALECEU a atriz JEAN PARKER, conhecida por trabalhar em filmes como “MILIONÁRIA POR UM DIA”, de FRANK CAPRA; “O MATADOR”, de HENRY KING, e “FANTASMA CAMARADA”, de RENÉ CLAIR. JEAN PARKER estava com 90 anos e foi vítima de um ataque cardíaco.

2 006    :   -    QUINTA-FEIRA
Um mês após discussões, protestos e desencontros entre os governos municipal e do Estado, as tarifas de ônibus e do Metrô custam, desde a meia-noite R$2,30 (antes era R$2,00). A integração com o bilhete único também foi reajustada de R$3,00 para R$3,50. Ontem, último dia para fazer a recarga do bilhete com o preço antigo, havia filas de até três horas de espera nos postos da LAPA e da SÉ.
No Metrô e nos trens, o aumento foi de 9,5%. O Metrô também deve ter um déficit de 30 milhões de reais em 2007. Antes, as tarifas custavam R$2,10. Os ônibus interestaduais de GUARULHOS passaram  de R$2,65 para R$3,00.
O povo não aceitou esse reajuste. Há muita gente se queixando do “roubo” autorizado pelo governo. No MMDS, encontro o MAJOR VICTÓRIO envolto em problemas administrativos. Os capitães RONALDO e AMÉRICO trabalham comigo.
Acontece uma reunião do Conselho Deliberativo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Um dos primeiros a chegar é o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, presidente do Conselho. O CORONEL ARY CANAVÓ, secretário, também logo está na Sociedade. O presidente da Diretoria Executiva, GINO STRUFFALDI, e o vice, CORONEL MENDES, estão no MMDC. Não temos obrigação de assistir a reunião, mas acabamos sendo convidados. Apenas estão presentes os conselheiros LUIZ SÉRGIO CARRARO e MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. O CORONEL ARY CANAVÓ lê uma extensa ata referente à reunião anterior. O presidente acerta os erros e as interpretações duvidosas da ata. Isso demora muito tempo. Depois, obedecendo à pauta, JAIRO lembra os conselheiros falecidos recentemente: GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, MINISTRO GÚALTER GODINHO, CORONEL PM Ref PLÍNIO ANGANUZZI, SILVEIRA PEIXOTO e desembargador LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS. É homenageado o Professor EGBERTO MAIA LUZ, por ter assumido o comando do Exército Constitucionalista. Ele não pôde estar presente na reunião de hoje, por motivo de viagem. CORONEL JAIRO acerta medidas quanto a conselheiros que não comparecem às reuniões. Já estava deixando a Sociedade, por ser tarde, quando o CARRARO vem me chamar porque quer certos esclarecimentos na reunião.
Então acontece o inusitado. CARRARO, com a vaidade ferida, descreve uma série de problemas individuais, onde se viu frustrado, deixando-nos estarrecidos com essa situação inusitada (preterido numa solenidade no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; não foi convidado para a diretoria jurídica, quando de sua formação; “abandonado” pela atual Diretoria Executiva e outros “casos” citados por ele mostram uma revolta íntima armazenada durante a gestão “GINO STRUFFALDI”. Não cabe numa reunião do Conselho Deliberativo as “choradeiras” de um conselheiro carente e complexado. Quando muito, poderia ele ter se dirigido diretamente à Diretoria Executiva. O CORONEL JAIRO diz ao CARRARO que tudo que ele falou é extemporâneo, causa surpresa que um advogado atrapalhe uma reunião com lamúrias por causa de frustrações na sua vida como associado. Lembrou fatos acontecidos no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, onde ficou magoado por não pertencer à mesa de trabalhos. Mas isso não tem nada a ver com o MMDC e sim com o Cerimonial do IHGSP. Algumas acusações frontais, feitas a mim, não merecem nem consideração, pois se trata de uma pessoa frustrada, ressentida por medidas tomadas pela Diretoria Executiva e não por mim. CARRARO causou meu atraso em tomar o EXPRESSO COCAIA. Nosso amigo JOSÉ D´AMICO está me aguardando para entregar um livro excepcional “JUSTIÇA ELEITORAL UMA RETROSPECTIVA”, com a seguinte dedicatória: “Ao estimadíssimo Coronel Ventura, incansável baluarte dos ideais da Epopéia de 1932 que, nos dizeres do Poeta Paulo Bomfim, foi a pia batismal da democracia brasileira, passo-lhe um exemplar do opúsculo que conta um pouco da saga de nossa Justiça Eleitoral, tendo como “pano-de-fundo” nossa Paulicéia” Um abraço, do admirador e amigo José D´Amico. Não lhe pude dar a atenção devida, face ao horário, já com grandes problemas para fazer a viagem de retorno para GUARULHOS. Durante essa mesma viagem engolfo-me na leitura do livro que o D´AMICO me presenteou. As palavras do desembargador ÁLVARO LAZZARINI, na apresentação do livro, diz tudo “A JUSTIÇA QUE DEU CERTO”. Ele era o presidente do Tribunal Regional Eleitoral na época da edição do livro. O trabalho foi realizado pela COMISSÃO JUSTIÇA ELEITORAL – 60 ANOS, coordenada por ELIANA PASSARELLI. Tomou como base o ano de 1945, que assinala a reinstalação da Justiça Eleitoral com o fim do Estado Novo. Duas iniciativas distintas, no dizer de ÁLVARO LAZZARINI, foram incorporadas na organização da obra. A primeira delas foi a criteriosa pesquisa histórica e iconográfica levada a efeito pelos membros da referida Comissão, de que resultaram diferentes tentativas de contextualização e ilustração da Justiça Eleitoral, que utiliza como fio condutor os sucessivos edifícios em que a instituição funcionou na cidade de São Paulo, contou com textos de abertura de LUTEMBERG DE SOUZA SILVA e legendas de JOSÉ D´AMICO BAUAB. A necessária ambientação da data em que foi fixada como marco para o livro foi elaborada por ALEX RICARDO BRASIL, sob o sugestivo título de “1945 no olho do furacão”. JOSÉ D´AMICO BAUAB elaborou ainda rigoroso e erudito balanço da história da Justiça brasileira no período pós-Estado Novo, em alentado estudo que constitui, sem dúvida, importante contribuição para o conhecimento do período. Não menos significativo é o panorama oferecido por ALEX RICARDO BRASIL quanto à evolução histórica dos títulos de eleitor, fartamente ilustrada. Cabe ainda mencionar a saborosa crônica que LUTEMBERG DE SOUZA SILVA escreveu para dar conta, com rápidas e precisas pinceladas, do clima de colaboração que sempre presidiu as relações entre servidores do órgão. Enriquecem o trabalho, por fim, as biografias redigidas pelo saudoso desembargador EMERIC LÉVAY para acompanhar a galeria dos presidentes do Tribunal.
A outra iniciativa, igualmente voltada para a comemoração da efeméride, consubstanciou-se no Ciclo de Palestras que o Tribunal Regional Eleitoral, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista, promoveu em junho de 2005. As conferências então proferidas por NELSON JOBIM, BOLÍVAR LAMOUNIER, MARIA TEREZA AINA SADEK, MARIA APARECIDA DE AQUINO e FERNANDO NEVES foram transcritas de modo a compor, ao lado daqueles elementos, um balanço crítico sobre a Justiça Eleitoral a partir de perspectivas diversas.
É um livro histórico. Devo guardá-lo com carinho. É um presente raro, dado por uma pessoa também rara, desde o cavalheirismo, a fidalguia no trato, até a inteligência de quem procura sempre algo de bom para fazer em benefício do próximo. Devo ao D´AMICO esta jóia que se encontra em meu poder.       

Cerca de 1.200 pessoas protestaram nesta tarde no Centro de SÃO PAULO, contra o aumento nas tarifas do transporte coletivo. Os manifestantes tomaram uma das vias da Avenida SÃO LUÍS, impedindo o tráfego de veículos. A Polícia Militar acompanhou o movimento e não registrou nenhum tipo de confronto. A passeata começou com 300 pessoas, que se concentraram às 18 horas em frente ao TEATRO MUNICIPAL, na PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO. No caminho, a marcha, organizada por movimentos sindicais e estudantis, recebeu a adesão de simpatizantes. Carregando faixas e fazendo barulho com apitos e instrumentos de percussão, os manifestantes seguiram pela Rua BARÃO DE ITAPETININGA e Avenida SÃO LUÍS. O grupo parou diante da Câmara Municipal, no Viaduto JACEGUAI, por cerca de vinte minutos.

Presente no imaginário de toda a criança, uma casa da árvore é a moradia de UBIRAJARA VITORIANO DIAS, há dez anos. Falta de dinheiro para o aluguel e a insegurança de viver sob um viaduto empurraram o baiano de 50 anos para cima de uma árvore de mais de dez metros de altura em SANTO AMARO, zona sul de SÃO PAULO.
A casa, no meio da folhagem da árvore – na Avenida VEREADOR JOSÉ DINIZ, 288 – foi construída com pedaços de compensado de madeira e lona. Para subir só escalando os galhos como se fosse o TARSAN. Para BIRA, como é chamado pelos amigos, outra vantagem da moradia é “evitar o estresse para chegar ao trabalho”. BIRA é o faz-tudo da vizinhança: quem precisa de um reparo no imóvel, uma pintura na parede ou poda na grama chama BIRA, que vive desses bicos.
Embora não se recorde da data exata, BIRA lembra com tristeza quando uma equipe da Prefeitura destruiu sua primeira casa na árvore. “Foi na gestão CELSO PITTA (1997-2000), lembra. Após ser “esquecido”, ele voltou a montar a nova moradia.

Cerca de cinco mil trabalhadores rurais sem-terra, ligados a quatro movimentos – MST, CPT, MTL e MLST – ocuparam nesta manhã o porto de MACEIÓ, impedindo o trânsito de caminhões para embarque e desembarque de mercadorias nos navios. O bloqueio durou cerca de 12 horas. Mais de três mil veículos circulam diariamente no local, ponto de escoamento de açúcar e álcool produzidos nas usinas da região.
Os sem-terra prometiam permanecer no porto até que suas reivindicações fossem atendidas, mas no final do dia concordaram em suspender o bloqueio. A principal reivindicação era por agilidade na desapropriação de mais de vinte mil hectares de terras, a oeste de MACEIÓ. O INCRA se comprometeu a acelerar a desapropriação da área, ajuizando de imediato ação relativa a dez mil hectares.

O criminalista LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO foi reeleito hoje presidente da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Embora a OAB/SP não tenha concluído a apuração nesta noite – faltavam 48 das 431 urnas do interior – às 22 horas o resultado era irreversível e D´URSO foi declarado vitorioso com 57.717 votos, ou 50,23% do total apurado, enquanto RUI FRAGOSO, aparecia no segundo lugar. LEANDRO PINTO obteve obteve 3.575 votos e CLODOALDO PACCE FILHO, 1.224 votos. A reeleição foi confirmada e os advogados que apoiaram sua candidatura reuniram-se em festa para comemorar mais essa conquista da advocacia paulista.

O salão social do CÍRCULO MILITAR viveu uma noite de gala, com a realização do BAILE DAS ARMAS, uma iniciativa do Exército, da Força Aérea, da Marinha e da Sociedade de Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (SOAMI-CPOR/SP) evento de cunho beneficente, com renda revertida para a Creche ANGELINA VIEIRA, localizada dentro do 4 º BIL, em OSASCO e presidida pela mulher do GENERAL-DE-EXÉRCITO LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO, Comandante Militar do Sudeste, SÔNIA MARIA DE MORAIS CARVALHO. Foram prestadas homenagens pela SOAMI, que comemora seus 14 anos de existência, para o GENERAL CARVALHO, para o VICE-ALMIRANTE JOSÉ CARLOS CARDOSO, Comandante do 8º DISTRITO NAVAL, para o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO, Comandante do IV COMAR, para o TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ, Comandante do CPOR/SP, para o TENENTE-CORONEL ROBERTO GUEIROS, da Seção de Tiro de Guerra do Comando da 2 ª Região Militar, para o engenheiro civil RICARDO BUNEMER, que foram agraciados com a Medalha PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, maior comenda instituída pela entidade, reservada apenas para aqueles que têm grandes méritos.   

O Ministério Público pediu a prisão preventiva do apóstolo ESTEVAM HERNANDES FILHO e da bispa SÔNIA MORAES HERNANDES, casal que fundou a Igreja RENASCER EM CRISTO, uma das maiores congregações religiosas evangélicas do país. A alegação é que os dois faltaram a uma audiência do processo em que são acusados de estelionato contra fiéis da igreja e lavagem de dinheiro arrecadado em cultos. A defesa do casal argumenta que eles apresentavam problemas de saúde no dia da audiência. O processo corre sob segredo de Justiça. O pedido de prisão é assinado por ARTHUR LEMOS, EDER SEGURA, JOSÉ REINALDO GUIMARÃES CARNEIRO e ROBERTO PORTO, promotores do GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO – GAECO – do MPE. Os promotores avaliam que a falta à audiência coloca em risco a aplicação da lei penal. No pedido de prisão, também afirmam que o casal segue realizando operações suspeitas em dez empresas listadas no processo. O juiz titular da 1 ª Vara Criminal da Capital, PAULO ANTÔNIO ROSSI, vai decidir se aceita ou não o pedido. Em setembro, a Justiça atendeu a um pedido do Ministério Público e bloqueou os bens da vereadora paulistana LENICE LEMOS (sem partido), ex-bispa da RENASCER. Ela é acusada de cobrar mensalinho sobre parte dos salários dos funcionários de seu gabinete.

 

A menina MARIANE SOUZA, de 4 anos, morreu à 1:40 hora, no Hospital das Clínicas. A criança caiu do 4 º andar do prédio onde morava, em PIRITUBA, ontem pela manhã. Socorrida pelos bombeiros, MARIANE foi levada às pressas ao HC no Helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar, com traumatismo craniano. No hospital, permaneceu em coma e respirando com ajuda de aparelhos.

A avó de MARIANE, LENIMAR SOUZA CRUZ disse que a menina estava no apartamento com a namorada de um primo. A moça se ausentou do apartamento enquanto a criança dormia. Quando voltou, já encontrou MARIANE caída no pátio interno do prédio, num condomínio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano da Avenida RAIMUNDO PEREIRA DE MAGALHÃES, em PIRITUBA.

LENIMAR supõe que, ao acordar, a menina tenha percebido que estava sozinha e se debruçado na janela para chamar pela mãe. Ela encostou um banquinho de madeira junto à parede para olhar para baixo. Acabou caindo de uma altura de cerca de oito metros. LENIMAR afirmou também que os pais de MARIANE estavam trabalhando e a menina teria sido dispensada da creche que freqüentava diariamente porque estaria com piolho.

A equipe de transição do governador eleito JOSÉ SERRA está quebrando a cabeça para resolver problemas jurídicos e políticos antes de finalizar a escolha dos futuros secretários de estado da próxima legislatura. É por isso que os anúncios oficiais pararam desde que o governador eleito confirmou os nomes de GULHERME AFIF DOMINGOS (TRABALHO), JOÃO DE ALMEIDA SAMPAIO FILHO (AGRICULTURA) e FRANCISCO GRAZIANO (MEIO AMBIENTE e RECURSOS HÍDRICOS), no dia 21.
O governador eleito já confirmou os titulares de 14 das 23 secretarias de Estado. Estão faltando CASA MILITAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENERGIA E SANEAMENTO, HABITAÇÃO, JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER, TRANSPORTES, TURISMO, CULTURA e ASSESSORIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO.
Hoje, SERRA teve agenda cheia. Parte dela foi dedicada a visitas de cortesia. Começando pelo desembargador CELSO LIMONGI, presidente do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO. Em seguida, o procurador-geral de Justiça, RODRIGO PINHO, recebeu SERRA e ouviu do governador eleito o desejo de intensificar o trabalho conjunto do Ministério Público e da secretaria da Fazenda na luta contra crimes fiscais. Por fim, SERRA se despediu de dom CLÁUDIO HUMMES, que vai ocupar o cargo de prefeito da CONGREGAÇÃO PARA O CLERO, no VATICANO.

Sob o impacto do fracasso da Cúpula ÁFRICA-AMÉRICA DO SUL, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA encerrou hoje sua sexta viagem à ÁFRICA com críticas sutis a presidentes sul-americanos, à oposição e à imprensa, por não valorizarem a política brasileira de aproximação com o continente africano e o mundo árabe, assim como as pretensões de buscar mais espaço na Organização das Nações Unidas e na Organização Mundial do Comércio. “Se quisermos outra globalização, menos desigual e solidária, precisamos de parcerias estratégicas que unam os países em desenvolvimento”, afirmou.

Na cúpula, que reuniu cerca de 25 chefes de Estado e de 66 países dos dois continentes, LULA argumentou que nações pobres não precisam de “intermediários”, reforçou a necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU e reclamou de críticas de colegas a encontros desse tipo. Faltaram à cúpula os presidentes da ARGENTINA, NESTOR KERCHNER; do CHILE, MICHELLE BACHELET; do URUGUAI, TABARÉ VÁZQUEZ, e da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ.


Num sinal dos tempos, o PAPA BENTO XVI se absteve hoje de rezar numa antiga igreja, mas fez uma prece numa mesquita. Foram mais dois de uma série de gestos de BENTO XVI, desde sua chegada à TURQUIA, na terça-feira, para apaziguar os ânimos no primeiro país muçulmano que ele visita como papa, depois de uma citação crítica ao profeta MAOMÉ, feita em setembro. Apesar deles, a presença do papa gerou protestos de dezenas de pessoas, dispersados pelo formidável aparato de segurança mobilizado tanto para proteger o papa quanto para evitar manifestações. Num fim de tarde frio e escuro de começo de inverno em ISTAMBUL, o papa visitou o Museu de SANTA SOFIA. Durante os quarenta minutos em que permaneceu na antiga basílica, muitos turcos ficaram com os olhos grudados na televisão, que transmitia ao vivo a visita, para ver se ele rezaria, violando a lei do país. Originalmente uma igreja erguida na segunda metade do século IV pelo imperador romano CONSTANTINO, e reconstruída duas vezes depois de violentas insurreições contra o IMPÉRIO BIZANTINO, SANTA SOFIA (dedicada não a uma santa, mas à sabedoria) foi convertida em mesquita em 1453, pelo sultão MEHMET II, o conquistador. Mas em 1923, depois de fundar a República turca sobre a base do secularismo, MUSTAFA KEMAL ATATURK dessacralizou o lugar, e proibiu que se rezasse nele.
O PAPA estampou um olhar indecifrável enquanto o governador de ISTAMBUL, MUHAMAR GÜLAR, guiou-o no interior da antiga basílica, em cujas paredes, imagens da VIRGEM MARIA, de JESUS, de santos e de anjos se mesclam com versos do ALCARÃO; seu exterior também é um híbrido arquitetônico de uma gigantesca basílica – a maior de seu tempo – com quatro minaretes fincados a seu redor.
O comboio de BENTO XVI atravessou uma praça e parou na MESQUITA AZUL, a maior e mais famosa de ISTAMBUL, construída no século XVII pelo sultão otomano AHMET I. Dessa vez guiado pelo múfti (líder muçulmano) de ISTAMBUL, MUSTAFA ÇAGRICI, o papa se mostrou maravilhado com os azulejos que dão o apelido à mesquita, cujo nome oficial é SULTÃO AHMET.     




2 007    :         -        SEXTA-FEIRA

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DE SEG. PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 21 DE NOVEMBRO DE 2007

OFÍCIO Nº 2º BPMM – 525/05/07

DO COMANDANTE DO 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO “CEL HERCULANO DE CARVALHO E SILVA”

AO Ilmo. Senhor Cel Res PM MÁRIO FONSECA VENTURA

ASSUNTO: MEDALHA DO 2º BPM/M “DOIS DE OURO”


     1. Ilustríssimo Senhor, com bastante orgulho e grata satisfação, CONVIDO Vossa Senhoria para condecorá-lo com a “Medalha Comemorativa do Centenário do 2º BPM/M “Cel Herculano de Carvalho e Silva”. Assim sendo, gostaria muito de recebê-lo na Solenidade alusiva aos 116 anos de aniversário desta Unidade Policial Militar e nos dar a honra de compartilhar da entrega da Medalha aos agraciados deste ano.  
      2. Esclareço que a Cerimônia de Condecoração ocorrerá na data de 30 de Novembro de 2007, às 16:00 horas, na sede deste Batalhão de Polícia Militar, sito à Avenida Amador Bueno da Veiga, nº 2.774, Vila Esperança, SP.
      3. No aguardo da manifestação de Vossa Senhoria, renovo meus protestos de respeito e elevada consideração.
____________________
JOÃO ABNER NOSSA
MAJOR PM – COMANDANTE INTERINO

Para cumprir o acerto feito ontem, saio de casa por volta das 5:30 horas. Quando chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, ali já se encontra o presidente GINO STRUFFALDI, pronto para seguir a QUITAÚNA, onde entregaremos medalhas da Sociedade no 22º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO, conforme acertos já feitos com o CORONEL PM Ref MENDES, secretário das Medalhas.
Às 6:20 horas chega o motorista da DIRETORIA DE LOGÍSTICA, enviado pela TENENTE-CORONEL Fem PM MARLY MORENO. Chegamos cedo no 22º DSup, graças à habilidade do motorista na estrada. Somos recepcionados pelo Cmt da Unidade, TENENTE-CORONEL JOSÉ TORRES VIEIRA DE AZEVEDO. Os oficiais ainda estão preparando a cerimônia. O GINO derruba um vidro de dois metros por um, causando uma cena bizarra. Chegam o MENDES, seu filho DÉCIO e seu genro, CAPITÃO PM ADRIANO PAZELLI.
Essa cerimônia é singela. Vai presidi-la o CORONEL PM ROBERT EDER NETO, atual DIRETOR LOGÍSTICO da PMESP. Por volta das 8 horas, a tropa está formada para o ato cívico de comemoração da INTENTONA COMUNISTA. Lido o boletim alusivo à data de 27 de novembro, quando aconteceu o trágico episódio dos comunistas querendo a derrota de GETÚLIO VARGAS, passa-se a entrega das medalhas, conforme abaixo se segue:
MEDALHA “MMDC”

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

1º Ten Art
UBIRAJARA OLIVEIRA VIEIRA DAS NEVES
2º Ten Odt
FERNANDO RAMOS PASSARELLI
2º Sgt QMS
REANOLFO CLAUDIO DE SIQUEIRA
Senhor
CID LUIZ DEVISATE
Senhor
WALTER RODOLPHO KOHL
Doutor
ADALBERTO NADUR
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
POSTO / GRADUAÇÃO
NOME
Cap Com
ADRIANO DA COSTA E SILVA
Cap PM
ADRIANO ALVES PAZELLI
Doutor
DÉCIO LUIZ MENDES
MEDALHA “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Cel PM
ROBERT EDER NETO
Ten Cel Fem PM
MARLY MORENO
Ten Cel
JOSÉ TORRES VIEIRA DE AZEVEDO
Cap MB
TACITO FERREIRA FIGUEIREDO

De uma forma surpreendente, colocam-me na fileira dos recipiendários, e o próprio CORONEL MENDES faz-me a entrega da Medalha “GONÇALVES LEDO”. É algo que me comove e mexe com o coração. Ainda era para ser entregue ao GINO, ao MENDES e a mim a medalha “JOSÉ BONIFÁCIO”, da SOAMI. Mas houve um desencontro entes o CAPITÃO COSTA E SILVA e os membros da SOAMI. O presidente da SOAMI, CID LUIZ DEVISATE, fica de encaminhar a Medalha à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Referente à Medalha “GONÇALVES LEDO”, eis o teor do documento datado de 25 de agosto de 2007:
Ilmº Sr Mário Fonseca Ventura

    A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem sua sede em Belo Horizonte/MG. Registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em 1996, sendo fundada por comendadores da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, ordem espanhola surgida no século XIII.
    Tem por objetivo o estudo e a exaltação dos feitos dos Inconfidentes, em especial seu mártir, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes; a valorização dos sentimentos de nacionalismo, liberdade, fraternidade e igualdade entre povos: o apoio a cultura e as campanhas oficiais ou não de combate a fome, a miséria, auxílio, ainda, as diversas entidades assistenciais através da doação de alimentos, medicamentos, vestuário.
    É seguidora dos princípios e tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente, pelo inconfidente Tomáz Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi também o berço do movimento que mais tarde veria ser conhecida por Inconfidência Mineira.
   Diante do acima exposto, nossa ordem vem respeitosamente convidar Vossa Senhoria para a solenidade de entrega da comenda Medalha do mérito Gonçalves Ledo, no dia 25 de agosto de 2007, onde serão condecoradas Autoridades, dentre elas MÁRIO FONSECA VENTURA.
Atenciosamente,
____________________________________________
COMENDADOR CELSO RAFAEL DE OLIVEIRA
SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE GERAL DA OCIM

O MENDES tem um compromisso maçônico e começa agora cedo uma viagem até MIRANDÓPOLIS. Não poderá estar presente nos 116 anos do “DOIS DE OURO”, hoje à tarde.
O motorista da DL deixa o GINO em sua residência, onde tratará de fazer alguns contatos com as pessoas que nos acompanharão amanhã, até o FORTE DE ITAIPU, para uma solenidade marcada para as 20 horas. Eu fico no MMDC, onde tenho, principalmente, de verificar um ofício endereçado ao Presidente da Câmara Municipal, iniciativa de JOSÉ D´AMICO BAUAB.   

OFÍCIO MMDC Nº 661/2007


Exmo Sr. Vereador Antonio Carlos Rodrigues
DD Presidente da Câmara Municipal de São Paulo

            A SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC e o CENTRO DE MEMÓRIA ELEITORAL (CEMEL) DO TRE-SP vêm por meio de seus representantes abaixo assinados, à presença de Vossa Excelência, em razão do 75º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, expor e solicitar o que se segue:
             1 – Por conta do apontado Jubileu de Diamante, a primeira entidade ora solicitante com apoio da segunda, bem como de outras entidades representativas da Sociedade de São Paulo, tem promovido, ao longo do presente ano, eventos alusivos àquela grande efeméride, sempre com o escopo do exercício da cidadania e do civismo direcionado principalmente às novas gerações.
            2 – Nesse passo, cientes estão os ora solicitantes de que Vossa Excelência sufraga os mesmos anseios e os tem posto em prática, com solenidades cívicas mensais e realizadas na área externa do Palácio Anchieta, para que a coletividade possa direta e democraticamente deles tomar conhecimento e participar.
            3 – Por conta disso, passou-se a acalentar uma cerimônia, nos mesmos moldes, referente a Epopéia de Nove de Julho, acrescida de uma placa veiculadora da mensagem constitucionalista, a ser afixada na parte externa do Palácio,  sublinhando-se o fato de modo perene às gerações presentes e futuras.
            4 – Para tanto foi procurado o poeta Paulo Bomfim, decano da Academia Paulista de Letras, que de pronto redigiu dizeres especialmente destinados ao evento que se almeja (o texto anexo).
            5 – Outras entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, por sua Comissão Resgate da Memória, e a Associação Comercial de São Paulo, por sua comissão cívica e cultural, aquiesceram a participar de tal homenagem, que poderia contar com a presença, dentre outros, do próprio acadêmico Paulo Bomfim e da doutora Renata Ribeiro da Luz, neta de Ibrahim Nobre, o tribuno de 32, para rápidas alocuções quando de sua realização, somadas aos discursos de Vossa Excelência e de outros nobres vereadores e, permissa venia, do presidente da primeira entidade subscritora.
            6 – A placa conteria, além do mencionado texto anexo, a menção das entidades partícipes, e seu custo, já orçado, seria arcado por uma ou alguma delas.
            7 – A afixação poder-se-ia dar numa das paredes do átrio de entrada do Palácio com possibilidade de sua visualização àqueles que se encontrarem no lado externo do edifício.
            8 – Outrossim, para registro da solenidade, tempestiva seria a cobertura jornalística da TV Câmara de São Paulo.
            Diante do exposto, expressa-se o presente pleito que, se deferido por Vossa Excelência e seus dignos pares da Mesa nos termos supra sugeridos, traz o rogo adicional de ser designada, com urgência, uma data anterior a 20 de dezembro do presente ano, a fim de se contextualizar a homenagem ainda no calendário de comemorações dos 75 anos do Movimento Constitucionalista, o que decerto seria seu grande corolário.
            Termos em que pedem deferimento. 
    ______________________                 ________________________________
       GINO STRUFFALDI                    MÁRIO FONSECA VENTURA
    Cap Ref Combatente 1932                            Cel Ref. PM Secretário   
                     Presidente  ______________________
JOSÉ D’AMICO BAUAB
Centro de Memória Eleitoral do TER-SP
A funcionária MARINEI já digitalizou o ofício citado. D´AMICO chega na Sociedade por volta do meio-dia. Vai verificar o documento. Agora aguardamos a chegada do GINO, a fim de assinar o ofício. Enquanto se aguarda a presença do presidente, JOSÉ D´AMICO vê no computador inúmeras fotos sobre as últimas datas comemorativas da Sociedade: 9 DE JULHO e 2 DE OUTUBRO.
GINO vai assinar o ofício somente às 14 horas. JOSÉ D´AMICO deverá entregar o ofício na Câmara Municipal, nesta tarde. Levo o GINO ao Metrô SÉ. Embarcamos num trem que nos conduz até a estação ITAQUERA. Depois das construções de ampliação dessa estação, agora até com shopping em seu interior, virou ali uma verdadeira cidade de comércio. Demoramos para achar a viatura que irá nos conduzir até o 2º BPMM – o famoso “DOIS DE OURO” – que amanhã irá completar seu 116º aniversário, juntamente com o 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”. O Comandante interino, MAJOR JOÃO ABNER NOSSA, mandou-me o ofício Nº 2º BPMM-525/05/07, com os dizeres  já descritos acima, concedendo-me a Medalha “COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO 2º BPMM “CEL HERCULANO DE CARVALHO E SILVA”.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
2º BPM/M – “CEL HERCULANO”
“DOIS DE OURO”

DIPLOMA

O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, de acordo com o parecer da Comissão, confere a
“MEDALHA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO 2º BPM/M”.
MARIO FONSECA VENTURA
nos termos do decreto-lei nº 33.926 de 14 de outubro de 1991, do Governo do Estado de São Paulo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
SÃO PAULO, 1 DE DEZEMBRO DE 2007.
_________________
Comandante Geral
_______________________
Comandante do 2º BPM/M


Ao mesmo tempo em que me sinto reconfortado em receber essa medalha, que deveria ter-me sido entregue em 1991, vou “matar” as saudades da época em que comandei o CPAM-4, de dezembro de 1989 a dezembro de 1990. Por questões profissionais, naquela época entrei em atrito com o CORONEL PM UBIRATAN, que comandava o CPC. Queria ele prender em flagrante um sargento por ter atirado num marginal. Fui contra essa determinação sua, a meu ver, errada, já que o graduado usou da defesa putativa, uma vez que tal indivíduo fez menção de sacar qualquer coisa da cintura. Essa situação obrigou-me a ir comandar a área de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e não ficava nada bem para o comando condecorar-me com a Medalha do Centenário de uma dos batalhões que estavam subordinados ao meu comando. Em 1991, passei para a reserva e então “esqueceram-se de mim”. Hoje, esse erro é corrigido pelo MAJOR PM JOÃO ABNER NOSSA, que está no comando interino.
Cumprimento muitos oficiais antigos da área, como é o caso do CORONEL PM Ref ORLANDO, CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, CORONEL PM Res LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, CORONEL PM Res PAULO MIRANDA DE CASTRO, CORONEL PM Ref ODILON. Está presente o Comandante Geral, CORONEL PM FERNANDO ANTÔNIO DINIZ; o Chefe de Gabinete ARIVALDO SÉRGIO SALGADO, CORONEL PM RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS, CORONEL AILTON ARAÚJO BRANDÃO (Cmt do CPC), . Também ali estão: Secretário dos Estabelecimentos Penais, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, especialmente convidado para discursar no momento da inauguração de um quadro sobre a TOMADA DE CURITIBA, em 1894, origem do “DOIS DE OURO”, CORONEL PM Res ALEGRETTI (ex-Chefe da CASA MILITAR), CORONEL FeM PM FÁTIMA (recentemente transferida do CAES para o CPAM-11), CORONEL PM Res FERNANDO DE SOUZA BRITO, TENENTE-CORONEL PM Ref HERRERA, desembargador MARCOS ANTÔNIO MARQUES DA SILVA, vereador ANTÔNIO PAIVA, TENENTE-CORONEL PM Res OYAMA (representante do vereador NOMURA), HÉLCIO DALARI (ex-secretário especial do ex-governador CLÁUDIO LEMBO), LAURO RIBEIRO ESCOBAR, pintora CAMILA GIUDICE (que é a autora de um quadro sobre o TÚNEL DA MANTIQUEIRA, que logo mais será inagurado), nosso associado ANTÔNIO FROTA (convidado pela pintora), que está tirando fotos e filmes do evento. 
Antes do início da solenidade militar, o TENENTE-CORONEL PM LUIZ PESCE DE ARRUDA, comandante do 2º BPMM, que esteve afastado por motivo de fazer o CSP, anuncia a inauguração de dois quadros altamente representativos do batalhão que ele irá retornar ao comando: o quadro alusivo à TOMADA DE CURITIBA, em 1894, pelo batalhão que passaria a ser conhecido pelo nome de “DOIS DE OURO” e o quadro que demonstra o TÚNEL DA MANTIQUEIRA, baluarte da Revolução Constitucionalista de 1932.
Passa-se então ao momento solene da comemoração do 116º Aniversário da Unidade, com a tropa formada. A parte principal do evento é a entrega da Medalha do CENTENÁRIO. Entre os recipiendários estão o GINO, o CORONEL PM Ref VENTURA e HÉLCIO DALLARI.
Finda a cerimônia militar, com o desfile da tropa, vamos para o coquetel, onde temos oportunidade de conversar com os amigos que ali se encontram. Percebo que o GINO está muito cansado. Ele levantou cedo para cumprir o nosso compromisso no 22º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO, em QUITAÚNA, e nesta tarde, no 2º BPMM. O professor HELCIO DALLARI lhe dá uma “carona”. Acompanho-os e fico no Metrô PARAÍSOL. Também estou cansado e não me sinto bem, ao chegar em casa. Pouca coisa consigo ver no computador. Deixo tudo para amanhã, sábado, muito embora o compromisso de ir ao FORTE ITAIPU irá atrapalhar bastante a digitalização de minhas memórias.

Hoje, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças tivemos o encerramento do Curso de Formação de Sargentos I-07, no Pólo Cultural “GRANDE OTHELO” – Sambódromo – Não pudemos estar presentes. O importante é que essa turma de formandos é denominada de “75 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA”. O CORONEL PM PAULO MARINO LOPES foi o paraninfo da turma. Formaram-se 563 novos SARGENTOS.
Um tiroteio em plena Estação SÉ do METRÔ, causou pânico generalizado e acabou com dois passageiros, entre eles um idoso de 83 anos, e um bandido baleados. A confusão aconteceu depois que os túneis do Metrô foram usados como rota de fuga por dois ladrões que haviam assaltado um banco na LIBERDADE, também na região central.
Segundo a polícia, pelo menos sete homens armados invadiram a agência do BRADESCO, da PRAÇA DA LIBERDADE. Eles renderam dois vigias e roubaram malotes com R$ 31.080,83 por volta das 12:30 horas. Dois dos criminosos fugiram para dentro da Estação LIBERDADE. O plano deles era se misturar aos passageiros que desembarcariam na SÉ. Os outros fugiram pelas ruas da LIBERDADE e não foram capturados. Um dos malotes com R$ 1.752,80 foi encontrado na porta da estação, junto às armas roubadas dos vigias do banco.

Uma mulher de 52 anos morreu hoje à tarde, vítima de asfixia, dentro de uma loja incendiada na Rua BUTANTÃ, em PINHEIROS, na zona oeste. A região é um dos principais centros de compra. De acordo com informações da Polícia Militar, o incêndio foi criminoso: uma pessoa teria ateado fogo na loja e fugido. O suspeito é um ex-funcionário do estabelecimento comercial. 

Com o objetivo de combater a prostituição infantil, a OPERAÇÃO CARROSSEL fechou sete boates na capital. Cinco dos estabelecimentos ficam na Rua AUGUSTA, no centro, onde em uma das casas foi encontrada uma adolescente de 17 anos, que apresentou RG falso. As outras duas boates foram fechadas em MOEMA, na zona sul, e no JARDIM ANÁLIA FRANCO, na zona leste. Foram indiciados cinco gerentes das casas e 30 pessoas, de 400 abordadas, foram detidas.
A OPERAÇÃO CARROSSEL foi desencadeada após uma Comissão Parlamentar de Inquérito, da Câmara Municipal, receber denúncias sobre a existência de menores em boates.

Uma pessoa tranqüila, sem vícios e querida por familiares, colegas e alunos. Esta é a descrição de quem conhecia bem DÉCIO MARTINI, de 27 anos, professor de Educação Física, que foi enterrado hoje no Cemitério do CARMO, zona leste. O professor foi morto ontem por PMs, que alegam que o rapaz trocou tiros com os policiais, após tentar assaltar o taxista JEREMIAS VINHA, de 62 anos, com um revólver 32. Na cerimônia de hoje, o clima era de comoção e indignação com a versão de que o professor fosse assaltante. “A história está mal explicada. O DÉCIO não faria mal a ninguém”, desabafou um parente, que preferiu não se identificar. A Polícia Militar reafirma que DÉCIO atirou nos policiais e no taxista ontem e que foi morto na reação da polícia. “Instauramos um inquérito que será finalizado em 30 dias, inclusive com reconstituição do caso”, diz o TENENTE-CORONEL PM VICENTE ANTÔNIO MARIANO FERRAZ, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Em sua segunda encíclica – “SPE SALVI” – o PAPA BENTO XVI criticou duramente o ateísmo, que, segundo ele, se funda “numa falsidade intrínseca” e provocou as “maiores crueldades e violações da justiça” na era moderna. “DEUS existe e sabe criar a justiça de um modo que nós não somos capazes de conceber...Sim, existe a ressurreição da carne, existe a revogação do sofrimento passado. Por isso, a fé no JUÍZO FINAL é antes de tudo e sobretudo esperança, essa esperança cuja necessidade de fez evidente precisamente nas convulsões nos últimos séculos”, disse. Segundo o PAPA, a imagem do JUÍZO FINAL “não é aterrorizante, mas esperançosa, uma imagem que exige responsabilidade”.
Na encíclica, divulgada hoje pelo VATICANO, o pontífice faz uma detalhada análise da corrente filosófica que nega a existência de DEUS e que surge e se dissemina nos séculos XIX e XX, como “um moralismo, um protesto contra a injustiça do mundo e da História Universal”. “Um mundo em que há tanta injustiça, tanto sofrimento dos inocentes e tanto cinismo do poder não pode ser obra de um DEUS bom, já que um DEUS que tivesse a responsabilidade de um mundo assim não seria um DEUS justo e, ainda menos, bom”, escreveu BENTO XVI, ressaltando alguns dos argumentos do ateísmo moderno.

Envelhecida, mais magra e aparentemente triste, a ex-senadora INGRID BETANCOURT reapareceu hoje num vídeo apreendido pelo Exército da COLÔMBIA com três pessoas, em BOGOTÁ. É a primeira prova de vida de INGRID em quatro anos. Foram confiscados cartas, vídeos e fotos de 17 dos 45 reféns a serem trocados pela guerrilha. Além de INGRID, vê-se um senador, três americanos e policiais de militares capturados pelas Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC). As imagens são de 23 e 24 de outubro último.

Um homem que dizia ter explosivos atados ao corpo invadiu hoje o escritório de campanha da pré-candidata democrata à presidência dos EUA, HILARY CLINTON, em ROCHESTER, no Estado de NEW HAMPSHIRE. Ele fez três reféns. Após horas de negociações, ele se entregou. A senadora HILARY não estava no local. O homem foi identificado como LEELAND EISENBERG, de aproximadamente 20 anos. Não se sabe se o que ele carregava eram explosivos.    

2 008    :     -      DOMINGO
GINO STRUFFALDI MANDA ESTA MENSAGEM NO DIA 30 DE NOVEMBRO:
AS COLHERES DE CABOS COMPRIDOS!
Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.
Foram primeiro ao inferno.
Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua Volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas. Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca.
O sofrimento era Grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em Volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
- "Eu não compreendo", disse o homem a Deus, "por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?".
Deus sorriu e respondeu:
- "Você não percebeu?
É Porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros."
Moral:
Temos três situações que merecem profunda reflexão:
1. Egoísmo:
As pessoas no "inferno" estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação;
2. Criatividade:
Como todos estavam querendo se safar da situação caótica em que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;
3. Equipe:
Se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.
Conclusão:
Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.
O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso.
Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.
Isso vale para qualquer área de sua vida, especialmente a profissional.
E, lembre sempre:
A alegria faz bem à saúde;
Estar sempre triste é morrer aos poucos.

 CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA
UNIVERSAL UNIDA NO BRASIL.
(C.·.O.·.M.·.U.·.B.·.).
      "ANIMA MUNDI".
Se Perguntarem: QUANTOS SOIS VÓS?
Respondereis: SOMOS UM SÓ.
"NÓS APRENDEMOS A VOAR COM OS PÁSSAROS, A NADAR COM OS PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A CONVIVER COMO IRMÃOS".
                                         {(Martin Luther king)}.
"O QUE MAIS PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS VIOLENTOS, NEM DOS CORRUPTOS, NEM DOS DESONESTOS, NEM DOS SEM-CARÁTER, NEM DOS SEM-ÉTICA. O QUE MAIS PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS".
                                         {(Martin Luther king)}.
"PARA QUE O MAL TRIUNFE, BASTA QUE OS BONS NÃO FAÇAM NADA".
                                         {(Edmund Burke)}.
"PRECISAMOS APRENDER A VIVER COMO IRMÃOS PARA QUE POSSAMOS ENSINAR OS OUTROS A VIVEREM, TAMBÉM, ASSIM".
                                          {(Paul Harris)}.
"PODEMOS ENGANAR ALGUNS POR TODO O TEMPO, TODOS POR ALGUM TEMPO, MAS NÃO PODEMOS ENGANAR TODOS POR TODO O TEMPO".   
                                         {( Abraham Lincoln)}.
 "QUASE TODOS OS HOMENS SÃO CAPAZES DE SUPORTAR ADVERSIDADES, MAS SE QUISER POR À PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER".  
                                              {(Abraham Lincoln)}.
"APRENDI QUE UM HOMEM SÓ TEM O DIREITO DE OLHAR UM OUTRO DE CIMA PARA BAIXO PARA AJUDÁ-LO A LEVANTAR-SE".
{(Johnny Welch)}.
"QUE NADA NOS LIMITE. QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA".
        {(Simone de Beauvoir)}.
"DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES; DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA; DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA; DE TANTO VER AGIGANTAR-SE O PODER NAS MÃOS DOS MAUS; O HOMEM CHEGA A RIR-SE DA HONRA; A DESANIMAR-SE DA JUSTIÇA E A TER VERGONHA DE SER HONESTO!"
{(Ruy Barbosa)}.
"ALTO DEVE SER O VALOR DE SUAS IDÉIAS, NÃO O VOLUME DE SUA VOZ! O MUNDO OUVE MAIS QUEM FALA BAIXO MAS PENSA ALTO. GUANDHI FALAVA BAIXO; CHAPLIN FAZIA CINEMA MUDO; JESUS CRISTO JAMAIS LEVANTAVA SUA VOZ; ADOLPH HITLER GRITAVA BASTANTE...".
    {(ad: Vanderlei Adir Mauricio).
(Seren.•. G.•. M.•. - Conselheiro da C.•.O.•.M.•.U.•.B.•.)}.
"AQUELE QUE, CONHECENDO OS PRINCÍPIOS DA INSTITUIÇÃO E, AINDA ASSIM, DOMINADO PELO PRECONCEITO, ALIMENTA O ESPÍRITO DE SEGREGAÇÃO, NÃO É LIVRE; É UM INFELIZ E DIGNO DE PENA".
{(Antônio Fernando Teixeira).
(Emin.•. Past G.•. M.•. - Conselheiro da C.•.O.•.M.•.U.•.B.•.)}.
"A MAÇONARIA ATRAVÉS DE SUA CIÊNCIA, DE SEU FILOSOFISMO E DE SEUS SIMBOLISMOS, É A MAIS PURA ESSÊNCIA QUE PODE CONDUZIR O HOMEM AO CONHECIMENTO DAS LEIS UNIVERSAIS E AO VERDADEIRO PROGRESSO. O HOMEM QUE NÃO COMPREENDE SUA FINALIDADE É UM COITADO; ASSÍDUO FREQÜENTADOR DE LOJAS SEM QUE CONSIGA TRABALHAR PROMOVENDO O PROGRESSO E SEM CONSEGUIR VENCER SUAS VAIDADES. SABER A DIFERENÇA ENTRE A ORDEM E A OBEDIÊNCIA, É SABER QUE A ORDEM ESTÁ NOS LANDMARKS E A OBEDIÊNCIA EM SEUS ESTATUTOS.
SER MAÇOM, E DEPOIS!!!???".
(Adeir Corrêa).
(Mestre Instalado).
Se Perguntarem: QUANTOS SOIS VÓS?
Respondereis: SOMOS UM SÓ.

FALECIMENTO DE MARCELO PORTUGAL GOUVÊA
O ex-presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, faleceu na madrugada de sábado para domingo no estádio Sírio Libanês, por problemas na operação de ponte de safena. O dirigente presidiu o clube entre 2002 e 2006 e foi campeão brasileiro, da Libertadores e mundial interclubes. Ao deixar a presidência, assumiu o cargo de diretor de planejamento. Gouvêa estava internado a cerca de um mês no hospital e mesmo na UTI, fazia questão de assistir a partida deste domingo, contra o Fluminense, que pode dar mais um título nacional ao São Paulo. O ex-presidente, aos 70 anos, terá seu corpo será velado no próprio local e o enterro está marcado para as 13 horas de domingo. A Confederação Brasileira de Futebol determinou que em todas as partidas deste domingo seja respeitado um minuto de silêncio. 11:28 30/11/2008
Ontem, quando estive na hemeroteca, o JOÃO GOMES achava-se com a visita do seu amigo ÂNDERSON. Este se despediu dizendo que iria trabalhar. Mas não compareceu ao serviço e preferiu “encher a cara” com os amigos. O resultado foi desastroso. Na madrugada, sofreu um acidente com seu carro, indo parar na delegacia. Ele não tem carteira de motorista e o carro encontra-se no nome do ANDRÉ.
O CORONEL PM Ref ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA e dona PASHA estão completando hoje vinte e cinco anos de casados. Faço uma ligação telefônica para o meu colega, que reside em TAUBATÉ. Ele não se lembrava da data. Conta-me que o CORONEL PM Ref MARIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, nosso companheiro de Escola de Oficiais, está liderando o encontro dos cadetes de fevereiro de 1959 com aqueles que irão entrar na APMBB no ano que vem. Pretende ele lançar uma folhinha calendário da turma. Conversamos sobre os novos coronéis e tenentes-coronéis da PMESP, promovidos ontem.
Estava tudo preparado para uma grande festa.Mas o SÃO PAULO decepcionou os 66.888 torcedores que compareceram ao MORUMBI, todos frustrados com o empate em 1 a 1 diante do FLUMINENSE. O resultado levou a definição do título do CAMPEONATO BRASILEIRO de 2008 para a última rodada, em virtude da goleada de 4 a 1 do GRÊMIO no IPATINGA. Agora, para faturar seu sexto título nacional, o SÃO PAULO terá que pelo menos empatar diante do GOIÁS, no próximo domingo, na cidade do GAMA, no DISTRITO FEDERAL. Já o GRÊMIO precisa vencer o ATLÉTICO MINEIRO no OLÍMPICO e torcer para uma derrota são-paulina contra os goianos.
Em SALVADOR, o PALMEIRAS segurou um empate em 0 a 0 diante do VITÓRIA, no BARRADÃO, e ficou muito próximo de se classificar para a TAÇA LIBERTADORES do ano que vem. Agora, basta ao VERDÃO derrotar o BOTAFOGO no PALESTRA ITÁLIA que irá carimbar a vaga para o torneio sul-americano. O SANTOS também não passou de um 0 a 0 diante do ATLÉTICO MINEIRO, no estádio do MINEIRÃO, e afastou a possibilidade de rebaixamento. Agora, o PEIXE sonha em beliscar uma vaguinha na COPA SUL-AMERICANA. Quem não teve motivos para festejar foi a PORTUGUESA. A LUSA empatou com o SPORT em 2 a 2 em pleno CANINDÉ, e sacramentou seu rebaixamento para a Série B em 2009, apenas um ano depois de ter retornado à elite do futebol brasileiro.
Depois das enchentes e dos deslizamentos de terra, o perigo agora são as doenças. Em SANTA CATARINA já há 21 pessoas com suspeita de leptospirose. Todas estão recebendo tratamento como se já tivessem contraído a doença e amanhã irão conhecer o diagnóstico dos exames laboratoriais. Elas são das cidades de ITAJAÍ, GASPAR, BLUMENAU e BALNEÁRIO CAMBORIÚ. Subiu para 114 o número de mortos em conseqüência das chuvas. Foram encontrados mais cinco corpos. Ainda há registro de 19 desaparecidos. A Defesa Civil enviou alerta às equipes de socorro sobre a possibilidade de voltar a chover em todo o Estado, inclusive no VALE DO ITAJÁI e no litoral norte catarinense, áreas mais castigadas. Pelo menos 38 corpos de vítimas de deslizamentos poderão ser exumados. Os corpos foram sepultados sem ter havido a necropsia, que indica a causa da morte. O exame é obrigatório em todas as vítimas de mortes violentas. 
Internado ontem no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, devido a dores abdominais, o vice-presidente JOSÉ ALENCAR, teve uma pequena melhora hoje, segundo boletim médico divulgado no começo da tarde. Apesar da melhora, os médicos que o atendem ainda não têm uma previsão de quando ALENCAR poderá deixar o hospital. O vice do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA chegou ao hospital sábado à tarde, às pressas, com um quadro de dores abdominais agudas. Ele participava de uma solenidade oficial na cidade de RESENDE, no interior do RIO DE JANEIRO, quando passou mal e foi imediatamente transferido para SÃO PAULO. Os médicos PAULO HOFF, ROBERTO KALIL FILHO e MARCEL CERQUEIRA MACHADO, da equipe que cuida do vice-presidente no SÍRIO-LIBANÊS, diagnosticaram uma interite. Eles não informaram se as dores são conseqüência do câncer ou da cirurgia pela qual ALENCAR passou. O hospital também não informou se ALENCAR, de 76 anos, será submetido a nova cirurgia. O vice-presidente passou o domingo ao lado de parentes, no hospital. Nos últimos dois anos, ALENCAR esteve várias vezes no SÍRIO-LIBANÊS. Ele já foi submetido a seis cirurgias no abdômen. A última, em setembro, foi para a retirada de três tumores. O vice-presidente combatia os tumores com um tratamento de quimioterapia, mas, diante da resistência da doença, os médicos decidiram operar. Na época, ALENCAR admitiu que seu estado de saúde é grave. Mas ele manteve o otimismo diante da dificuldade e continuou a trabalhar normalmente.
Um acidente envolvendo um carro de passeio blindado e uma viatura da Polícia Militar deixou cinco feridos hoje à tarde na VILA BUARQUE, região centrarl de SÃO PAULO. Por volta das 15:30 horas, o HONDA CIVIC prata dirigido pela comerciante VIRGÍNIA CÉLIA COUTINHO, de 34 anos, colidiu com o CORSA da PM no cruzamento das ruas AMARAL GURGEL e MARQUES DE ITU, sob o Elevado COSTA E SILVA, o MINHOCÃO. Os PMs JONAS, motorista da viatura, e SANDRO, que estava no banco do passageiro foram atingidos pelo carro blindado da comerciante. Os policiais se dirigiam a um hotel da Rua AMARAL GURGEL, onde um homem havia sido assassinado e uma mulher baleada, às 15 horas. Estavam a um quarteirão do hotel, quando o CORSA foi atingido. O impacto da batida foi tão forte que o carro de VIRGÍNIA arrastou a viatura, e os veículos giraram, só parando a cerca de 15 metros do local da colisão.
O medo de novos ataques terroristas começa a dar lugar à revolta contra o governo e políticos em geral, vistos pelos indianos como totalmente omissos com relação ao terror. A ÍNDIA mergulhou numa crise política um dia após o fim do mais ousado ataque terrorista do país. O ministro do Interior, SHIVRAJ PATIL, assumiu a “responsabilidade moral” pelo que aconteceu e pediu a renúncia, prontamente aceita pelo primeiro-ministro MANMOHAN SINGH. Numa atitude simbólica – para tentar convencer a população de que o combate ao terror será mais intenso até do que a guerra à inflação – o governo indicou como sucessor de PATIL o ministro das Finanças, P. CHIMDAMBARAM, advogado com mestrado em HARVARD que já havia sido ministro da Segurança Interna no governo do primeiro-ministro RAJIV GANDHI, no fim dos anos 1980.     
2 009       :       -       SEGUNDA-FEIRA
O núcleo “MMDC ROMÃO GOMES” planejou entregar medalhas hoje à tarde durante a passagem de comando do 4º BPMM, do TENENTE-CORONEL PM LONGO para o TENENTE-CORONEL PM HELENILDO ISAIAS DA SILVA. Uma relação foi entregue para o CORONEL PM MENDES, mas o GINO não tinha conhecimento desse pormenor e eu muito menos. Somente ao chegar à Sociedade é que vejo uma relação de entrega de medalhas no 16º BPMM, constando os nomes de oito oficiais escolhidos.   
Também não temos condução para o deslocamento até à Avenida CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES, onde se situam o CPA/M-5 e o 16º BPMM. O GINO diz que o CORONEL PM MENDES encontra-se no RIO. Faço uma ligação telefônica para o CAPITÃO PM HERBERT, Presidente do núcleo “MMDC ROMÃO GOMES”. Ele não tem condições de fornecer uma viatura e pede para que usemos um táxi, cujo pagamento ficará por conta dele.
Com a chegada do GINO tomamos um táxi e vamos para o local combinado. Ali cumprimentamos o Cmt do 16º BPMM, TENENTE-CORONEL PM RUI CONEGUNDES. O CAPITÃO PM HERBERT também logo vem ao nosso encontro. Mas há um outro dissabor. Não são oito medalhas a serem entregues e sim dez. Esses desencontros atrapalham o bom andamento do serviço da Sociedade.
No local da formatura estão: o CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, Sub Cmt  da PMESP; CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZZO, Cmt do CPA/M-5; CORONEL PM JOSÉ LUÍS MARTINS NAVARRO; vários oficiais e praças dos quartéis pertencentes a esse comando (4º e 16º BPM`); o 4º BPMM fica sediado na LAPA, mas houve por bem realizar a passagem de comando na área pertencente ao 16º BPMM, onde também está localizado o grande comando da região. Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Coordenador do núcleo da LAPA e diversos presidentes de CONSEGs estão presentes.
Dá-se a passagem de Comando do TENENTE-CORONEL PM LONGO para o TENENTE-CORONEL PM HELENILDO. Depois desse ato militar há entrega das medalhas Constitucionalista e MMDC: 
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
TENENTE-CORONEL PM WALTER MARTINS DE LIMA
TENENTE-CORONEL PM HELENILDO ISAIAS DA SILVA
MAJOR PM ARMANDO REIS FILHO
MAJOR PM WILLIAM EVARISTO WENCESLAU
CAPITÃO PM CARLOS AUGUSTO ALMEIDA DA SILVA
CAPITÃO PM CLÁUDIO GEROMIM VALENTE

MEDALHA MMDC
CAPITÃO PM MOISÉS MARQUES DEL REI DE SANTANA
CAPITÃO PM ELIEL PONTIROLLI
CAPITÃO PM MARLON LUIZ DE SOUZA

A tropa desfila e num outro local, onde será servido um coquetel, realiza-se a inauguração das fotos dos ex-comandantes do 4º BPMM: TENENTE-CORONEL PM LONGO e TENENTE-CORONEL PM JUVENAL (foi comandante antes do LONGO). Dado o adiantado da hora, mais de 18 horas, resolvemos deixar o local. Um táxi leva o GINO até sua residência e depois me deixa no Metrô PRAÇA DA ÁRVORE. Chego em casa por volta das 21 horas.
Ainda telefono para o CORONEL PM Ref ALUÍZIO e dona PASHA. Cumprimento-os pelos vinte e quatro anos do casamento. Meu companheiro dos bancos da Escola de Oficiais não se lembrava desse acontecimento. 

De um lado, na pista expressa, tudo parado. Do outro lado, na pista local da MARGINAL DO TIETÊ, sentido AYRTON SENNA, os carros seguiam no máximo da 20 km/hora. E ali, perto da Ponte da VILA GUILHERME, a nova pista, inaugurada havia algumas horas, estava vazia.
Às 15:30 horas de hoje, a reportagem percorreu o trecho de 800 metros, inaugurado pela manhã, na companhia de outros dois veículos, espaçosamente. O entregador de papel-toalha de guardanapos EDUARDO ROMÃO DA SILVA, de 31 anos, também queria ter experimentado o novo trecho da MARGINAL DO TIETÊ, por onde passa pelo menos quatro vezes por dia. “Mas quando percebi, já estava do lado dela. Não vi a entrada e segui adiante.”
Como SILVA, outros motoristas reclamaram da falta de visibilidade do acesso. Sem sinalização nem marronzinhos para orientar os desavisados, o acesso ao novo trecho ficou escondido. “Quem vem da Avenida TIRADENTES está entrando direto na expressa, na altura do CANINDÉ”, explicou um agente do CET. “Como é o primeiro dia, as pessoas ainda não se acostumaram.”
Além da pista próxima da Ponte da VILA GUILHERME, e DERSA, responsável pela obra, inaugurou hoje também outros dois trechos, no sentido CASTELLO BRANCO: entre o PARQUE DO PIQUERI e 400 metros após a PONTE DA VILA MARIA e entre as Pontes JÚLIO DE MESQUITA NETO e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que somam 6,3 quilômetros.
Com a liberação das primeiras faixas em outubro, são 10,5 km da terceira pista que foram abertos. Como a MARGINAL tem uma extensão de 23 km, isso representa um quarto do total. A DERSA garante que o cronograma de inauguração prevê entregas a cada 45 dias (o próximo trecho será em 14 de janeiro), até conclusão, em março de 2010. 

Três dias depois de revelado o escândalo do pagamento de “mensalão do DEM” e após três reuniões da cúpula do partido, o governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA reagiu com ameaças à pressão para deixar a legenda.
Num encontro com os dirigentes nacionais do DEM, na residência oficial de ÁGUAS CLARAS, ARRUDA devolveu a pressão feita pelo senador DEMÓSTENES TORRES, que propôs à direção partidária sua expulsão sumária. “Se vocês radicalizarem comigo, eu radicalizo”, avisou.
No fim de semana, ele já havia prevenido interlocutores do partido de que não se calaria caso fosse expurgado. Nessas conversas, disse claramente que revelaria os recursos que saíram do DEM, incluindo a da Prefeitura de SÃO PAULO, hoje administrada por GILBERTO KASSAB.

A facção criminosa PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC) usou técnicas militares no roubo a um banco de GUARULHOS, em 7 de novembro de 2008. Na ação, 11 pessoas foram feridas e três morreram, entre eles um chefe da facção, CARLOS ANTÔNIO DA SILVA, o BALENGO, além do soldado PM AILTON LAMAS, de 44 anos, atingido por tiros de fuzil.
A conclusão consta em um relatório técnico elaborado pela Polícia Militar sobre a necessidade de se adquirir novas armas após o confronto que terminou na zona note da capital, com nove PMs baleados – entre eles dois capitães. Coordenado pelo CORONEL PM ELIZIÁRIO FERREIRA BARBOSA, Comandante da Polícia Rodoviária Estadual, o estudo foi feito por doze especialistas em armas da PM, que ouviram policiais que estiveram no tiroteio.  

O ucraniano JOHN DEMJANJUK compareceu hoje a um tribunal de MUNIQUE para responder às acusações de que teria colaborado com o assassinato de 27,9 mil judeus no campo de concentração de SOBIBOR, na POLÔNIA. O julgamento de DEMJANJUK, de 89 anos, pode ser o último dos grandes processos de crimes de guerra envolvendo supostos nazistas.
O acusado foi levado pela manhã à sala de audiência em uma cadeira de rodas e permaneceu de olhos fechados e calado durante todo o procedimento. À tarde, após ter reclamado de dor e receber uma injeção, ele retornou à sessão em uma maca.
Apesar de ter reconhecido que esteve em outros campos de concentração durante a Segunda Guerra, DEMJANJUK nega que tenha participado de atividades em SOBIBOR, onde promotores afirmam que pelo menos 250 mil judeus foram mortos. A família do réu afirma que ele está muito fraco e doente ara participar do julgamento, mas médicos que o examinaram dizem que ele está lúcido e tem condições de comparecer às sessões do processo.
Em maio, DEMJANJUK foi extraditado pelos EUA, onde vivia desde 1952. Não foi a primeira vez que ele foi extraditado. Em 1986, o ucraniano foi enviado para ISRAEL e condenado à morte, em primeira instância, por ser o guarda conhecido como “IVAN, O TERRÍVEL”, do campo de concentração de TREBLINKA, onde mais de 870 mil pessoas foram mortas. No entanto, a Suprema Corte israelense anulou a condenação, em 1993, ao concluir que “IVAN” não era ele, mas outro ucraniano.
O advogado de DEMJANJUK, ULRICH BUSCH, acusou a corte e os promotores de tratarem o réu com mais dureza do que os alemães que comandavam o campo na POLÔNIA. “Como vocês podem dizer que aqueles que deram as ordens eram inocentes e os que receberam as ordens são culpados? É uma questão de dois pesos e duas medidas”, disse.

Um dia após PORFÍRIO “PEPE” LOBO ser declarado o novo presidente eleito de HONDURAS, a grande dúvida hoje era se a votação de domingo passaria no teste da comunidade internacional, que há semanas está dividida sobre seu reconhecimento.
Países como os EUA, a COLÔMBIA e PERU, que já estavam dispostos a reconhecer a votação, se mostraram satisfeitos com as condições nas quais ela ocorreu. Casos de violência foram registrados apenas em SAN PEDRO SULA, no norte do país, onde a polícia reprimiu violentamente uma manifestação zelaysta e feriu duas pessoas.      

2 010       :         TERÇA-FEIRA
Os jornais de hoje divulgam dados do CENSO 2010. Revela que o País tem 190.732.694 habitantes. Em relação a 2000 houve crescimento de 12,3%, menor do que a década anterior, de 15,6%. Trata-se do primeiro resultado do levantamento mais recente do Institulo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após quatro meses de coleta e revisão de dados.

O Comandante do Quadragésimo Quarto Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, TENENTE-CORONEL PM DONIZETE VIEIRA COELHO tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade alusiva ao 5º Aniversário desta Unidade e outorga de Medalhas da Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC
30 de novembro de 2010
10 horas
Av Monteiro Lobato nº 3.414 – Parque Cecap – Guarulhos – São Paulo
Clube do Cecap – próximo ao Batalhão.

Solenidade do núcleo de GUARULHOS, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na sede do CLUBE DO CECAP, Avenida Monteiro Lobato, 3415, GUARULHOS, às 10 horas. O veterano OSWALDO DIANA irá receber o COLAR “CADETE PM RUYTEMBERG ROCHA”, concedido pelo Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, da APMBB.
O SARGENTO PM REf JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até o CLUBE DO CECAP nesta manhã. Acompanha-o o IAGO, sempre atento a tudo que acontece. O menino está contentíssimo por ter passado do 3º ano para o 4º ano do primeiro grau.
Como chego cedo ao local, assisto o treinamento da tropa para o evento. Vejo detalhes das entregas de medalhas e cumprimento os convidados que aos poucos vão chegando ao local. O CORONEL PM WÁGNER CESAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO, atual Comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), também chega cedo e inspeciona a tropa para ver se tudo está certo. Ele comandou o CPA/M-7 – GUARULHOS – e é o principal articulador da revitalização do Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no município. JANAÍNA ESPÓSITO PINTO e MARCO ANTONIO MACIEL ROMAGNOLLI, fundadores do Núcleo de GUARULHOS comparecem nesta solenidade. Entre as dezenas de pessoas que vão ser condecoradas nesta manhã com as medalhas “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” e “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” vou notar as presenças da doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, dona CÁRBIA BOURROUL, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA (todos indicados para receber o Colar “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”), do Núcleo instalado na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, cujo Comandante, o CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, também será condecorado com o colar.  
Alguns cadetes do 4º ano da Escola de Oficiais foram buscar o veteraníssimo OSWALDO DIANA, que vem acompanhado de sua filha ORIVALDA ARGENTINA DIANA. Chegam bem no início da solenidade.
Depois da apresentação da tropa à mais alta autoridade presente, do Canto do HINO NACIONAL BRASILEIRO, a cerimônia do 5º Aniversário do 44º BPMM tem início com a entrega das láureas VALOR MILITAR. Em seguida é que vai se processar a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO (o prefeito SEBASTIÃO ALMEIDA não compareceu):
1 -   Dra ALINE ZURCA ZAVAGLIA VICENTE ALVES (Promotora)
2 -   Cel PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ
3 -   Cel PM RUI CONEGUNDES DE SOUZA
4 -   Ten Cel PM DONIZETE VIEIRA COELHO
5 -   Ten Cel PM JULIO CESAR DIAS VIEIRA
6 -   Major PM CESÁRIO LANGE DA SILVA PIRES JUNIOR
7 -   Major PM EDILSON VENEZIANI DE SOUZA
8 -   Cap PM ALÍPIO DE LIMA RIOS
9 -   Cap PM CELSO MORAES NOVO
10 - Cap PM DÉCIO JOSÉ AGUIAR LEÃO
11 - Cap PM EDUARDO ZOTTINO DE ANDRADE
12 - Cap PM MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA CAMPOS
13 - Cap PM MARCOS CÉSAR PEREIRA
14 - Cap PM RUBENS ALVES PEREIRA
15 - Cap PM WAGNER TADEU MATIOTA
16 - 1º Ten PM ALINE STAVARE LEAL
17 - 1º Ten PM HERICK DE ARAÚJO LEMOS
18 - 1º Ten PM RAFAEL OLIVEIRA PINTO PAVANI
19 - 1º Sgt PM FLÁVIO MARTINS FRANCISCO
20 - 1º Sgt PM MARCOS JORDANO PINTO
21-  1º Sgt PM PAULO ROBERTO TORRES GALINDO
22 - 2º Sgt PM ANTÔNIO ALMÂNCIO DA SILVA
23 - 2º Sgt PM LEANDRO VIEIRA PINTO
24 - 2º Sgt PM PAULO ROBERTO URBAN
25 - 2º Sgt PM RODRIGO ALVES CARDOSO
26 - Cb PM CESAR RIBEIRO DOS SANTOS
27 - Cb PM TAYLOR RECHE GARCIA
28 - Cb PM WILSON VASCONCELOS DE OLIVEIRA
29 - Sd PM EDUARDO JESUS DA CRUZ
30 - Sd PM MIRTES SOARES DE OLIVEIRA
31 - Cap PM DOUGLAS SHOICHI SANO
32 - Dra CAROLINA GUERA ZANINI LOPES
33 - Ten Cel PM LUIZ CARLOS BARRETO DE OLIVEIRA
34 - Ten Cel PM GERALDO JANIO VENDRAMINI
35 - Dr.  RONALDO JOÃO ROTH (juiz de Direito e Auditor Militar)
36 - Cap PM RENATO ZANETTI GALERANI
37 - Prefeito de Guarulhos Sr SEBASTIÃO ALVES DE ALMEIDA
38 – Ten Cel Aviador SERGIO HENRIQUE GONÇALVES Gov. Pedro de Toledo
39 – Cel PM ANTÔNIO CÉSAR CARDOSO CONSTITUCIONALISTA
40 – Cap PM SÉRGIO MAURO DE ALMEIDA CONSTITUCIONALISTA
Também recebem a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO o CAPITÃO PM CLÁUDIO LUÍS RUI, o 1º TENENTE PM MAURÍCIO VIEIRA MOURA GOMES e os cadetes DANILO RAFAEL ALCARDE, ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA HOFFMANN, MARCOS VINÍCIUS MENDES RODRIGUES, MURILO GOES DE ALMEIDA, JOSE CARLOS DE LIMA NETO, ANDRÉ HIDEKI DE ANDRADE MOROTA, ALEXANDRE ALVES MOTA, FLÁVIO ALEXANDRE LOBO, BRUNO GABRIEL DE MATOS, VICTOR OLIVEIRA GUERRA, VÁGNER REVIERE JÚNIOR e MARCOS VINÍCIUS PEREIRA MARIA.
A entrega das Medalhas e Colares “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” acontecem em seguida. Os agraciados foram escolhidos pelo Núcleo que leva o nome das comendas e medalhas que simbolizam a consagração desse importantíssimo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, uma vitória à nossa persistência a uma causa que já ultrapassa os 14 anos de trabalhos constantes, sem esmorecimento, no MMDC.
Um dos gratos encontros nesta manhã é com o CORONEL PM TADASHI, que acompanha o Grão Mestre das Grandes Lojas de São Paulo.
Ainda há um coquetel depois da solenidade, e nessa oportunidade tenho uma conversa bem salutar com o futuro Presidente do Núcleo “RUYTEMBERG ROCHA”. Exponho a ele o meu sonho de alguns anos para cá o de ver a teatralização da morte do Cadete RUYTEMBERG ROCHA. Pode ser que a nova direção do Núcleo proporcione esse espetáculo em 2011. Acompanho os cadetes quartoanistas (dia 10 serão promovidos a Aspirantes a Oficial) que vão levar OSWALDO DIANA e sua filha até a casa deles em ITAQUERA. Depois, fico na estação metrô de ITAQUERA. Rumo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde tenho uma tarde relativamente tranqüila. O único ponto lamentável é a infiltração de água na Sociedade ao cair uma violenta pancada d´água. Infelizmente os bombeiros não atenderam o meu pedido de limpeza das calhas do telhado do prédio, entupidas por galhos e folhas de árvore que pertencem ao próprio terreno dos bombeiros. Essa má vontade ocasionou mais um espetáculo deprimente: o da funcionaria MARINEI combatendo as águas que invadiram as dependências do MMDC. Isso me deixa irritado. Nesse momento estou atendendo o advogado RODRIGO CARNEIRO MAIA BANDIERI, representando a viúva do veterano JOÃO DE AZEVEDO CARNEIRO MAIA JÚNIOR, dona RUTH LIMA CARNEIRO MAIA. Ele me conta que a Comissão Especial da Revolução negou a Pensão Especial à viúva.
DOUGLAS NASCIMENTO, autor dos sites SÃO PAULO ABANDONADA e SÃO PAULO ANTIGA, conversa comigo, por telefone, acerca de uma matéria que ele irá publicar num dos sites sobre o TUNEL 9 DE JULHO. Comprometo-me a lhe passar, via e-mail, ainda hoje, a sentença do Juiz que anulou o ato da prefeita MARTA SUPLICY que, em má hora, achou de mudar o nome do túnel. Explico ao DOUGLAS que o processo acha-se na segunda instância.

POLÍCIA MILITAR
Decreto de 30-11-2010
Aplicando a perda de seu posto e patente, à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar nos autos do Conselho de Justificação nº 208-2010 - TJMESP - Vols. 1 a 5 (processo de origem GS 1459- 2008-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o 1º Ten PM RE 900945-A Paulo Rogério de Mello Loyola, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, aplica-lhe, nos termos do  art. 23, I, alínea “c”, e parágrafo único, da LC 893-2001, a pena de demissão, a produzir efeitos desde 8-11-2010.

Em casa, na televisão, vejo os estragos que a chuva causou hoje na região do ABC. Também a “GUERRA NO RIO” merece um amplo destaque nesta noite. Mesmo contrariado, o Exército vai permanecer no COMPLEXO DO ALEMÃO e na VILA CRUZEIRO até julho de 2011. As tropas federais substituirão as Polícias Civil e Militar nas duas comunidades ocupadas. A avaliação da cúpula da Força é que há um consenso político, irradiado a partir do Planalto, que prega a permanência das tropas e torna a ampliação da missão irreversível. Acrescente-se ainda o clamor da população, que apoiou maciçamente a operação contra o tráfico.
A pressão política já era notada pela manhã, quando o governador do RIO, SÉRGIO CABRAL FILHO, anunciou a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do COMPLEXO DO ALEMÃO e da VILA CRUZEIRO, na zona norte, para 2011. Todo o processo deve levar de seis a sete meses. Esse é o tempo estimado para a realização de concursos públicos e treinamento dos policiais militares que vão atuar nas comunidades. De acordo com o governador, o ministro NELSON JOBIM já teria aceitado a permanência das tropas, faltando apenas detalhes técnicos. Os militares, porém, estão preocupados com a mudança da missão no RIO DE JANEIRO, que deixará de ser apenas de vigilância de perímetro, isto é, de controle das entradas e saídas do morro, para se tornar uma tarefa quase policial, desempenhada no interior do COMPLEXO DO ALEMÃO e na VILA CRUZEIRO. A legislação sobre operações de           Garantia da Lei e da Ordem abriga a nova missão do Exército. No entanto, uma mudança técnica será necessária para deixar claras as novas atribuições da Tropa. O receio do comando das Forças Armadas, no entanto, é de que a duração da missão, somada ao novo perfil de operação nos morros, coloque os militares em contato íntimo com o narcotráfico, o que pode contaminar setores do Exército. Nesse período de quase oito meses, o efetivo de 800 homens do Exército deverá ser mantido. Já se sabe que o modelo de atuação não será nos moldes de UPP. As tropas terão um comando militar e poderão reagir em caso de risco à segurança.

A forte chuva que caiu na tarde de hoje causou vários transtornos em SÃO PAULO e na Região do ABC. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura, as regiões do IPIRANGA, na zona sul, e VILA PRUDENTE, na zona leste, ficaram em estado de alerta devido o transbordamento dos córregos IPIRANGA e MOOCA. O órgão informou que 18 pontos de alagamentos foram registrados durante a chuva. Já a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou 112 km de congestionamento do córrego alagou parte da Avenida PROFESSOR ABRAHÃO DE MORAIS e afetou o comércio local. Um bar na Rua BOSQUE DA SAÚDE contabilizou cerca de 20 mil reais de prejuízo. “Foi muito rápido. A água subiu e perdeu geladeiras, freezer e um carro”, informou o dono, ANTÔNIO ERIVAN. 

Uma perseguição na Rodovia RAPOSO TAVARES terminou com dois policiais militares feridos, hoje pela manhã. A rodovia chegou a ficar totalmente interditada perto do CARREFOUR, em COTIA. Segundo a PM, a perseguição a um carro roubado começou por volta das 9 horas. Os policiais suspeitaram de um COROLLA prata com sirene e luzes piscando na Marginal PINHEIROS. Quando abordado, o motorista não parou e houve troca de tiros. Dois policiais foram baleados. Os três criminosos fortemente armados conseguiram fugir para a Rodovia RAPOSO TAVARES, que foi interditada pela Polícia Rodoviária Estadual, na altura do km 17, no sentido SÃO PAULO. Os suspeitos abandonaram o veículo, que era blindado, saltaram a mureta que divide a pista e fugiram. Segundo a PM, um outro carro modelo C3 PICASSO dava apoio aos bandidos e foi abandonado. O helicóptero ÁGUIA da PM ajudou na busca. Por causa da interdição, o congestionamento chegou a quatro quilômetros.

A presidente eleita, DILMA ROUSSEFF, avisou o comando do PMDB hoje que o ministro do Planejamento PAULO BERNARDO assumirá a pasta de Comunicações em 2011. Estavam presentes na reunião o vice de DILMA, MICHEL TEMER, e os senadores JOSÉ SARNEY e RENAN CALHEIROS. DILMA também afirmou que o PMDB muito provavelmente vai perder também o Ministério da Integração Nacional, que deve ficar com o PT ou com o PSB. O PMDB controla hoje seis ministérios – Comunicações, Integração, Agricultura, Defesa, Minas e Energia, Saúde, além do Banco Central – e pressionava para, ao menos, manter as atuais pastas. Hoje também o governador do RIO DE JANEIRO, SÉRGIO CABRAL, disse que SÉRGIO CÔRTES aceitou o convite de DILMA para ser ministro da Saúde – ele ocupa atualmente a secretaria estadual de Saúde. A presidente eleita deverá confirmar ainda o ex-prefeito de BELO HORIZONTE FERNANDO PIMENTEL no Ministério do Desenvolvimento e o senador ALOÍZIO MERCADANTE no Ministério de Ciência e Tecnologia, além da manutenção de IZABELLA TEIXEIRA no Meio Ambiente.

O deputado JADER BARBLHO entregou hoje na Câmara pedido de renúncia ao mandato. BARBALHO faz duras críticas às decisões do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral que o declararam inelegível em 2010, com base na LEI DA FICHA LIMPA. Segundo o deputado, a decisão dos dois tribunais desconsiderou a vitória dele nas urnas. Ele recebeu 1,8 milhões de votos para se eleger a uma das vagas ao Senado. A suplente de JADER BARBALHO é a deputada ANN PONTES.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, foi submetido hoje a uma sessão de hemodiálise após apresentar uma piora da função renal. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital SÍRIO-LIBANÊS, o procedimento transcorreu bem e sem nenhuma complicação. Ele permanece na UTI onde se recupera de uma cirurgia.    

Durante a Faculdade de Engenharia na USP, ABRAHÃO YAZIGI NETO participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Orgulhava-se de ter ido a campo e lutado, mesmo nas condições mais difíceis. Nos desfiles do 9 de Julho, caminhava com seu capacete da época da revolução. Depois, ficava no palanque ao lado das autoridades. Ainda jovem, também estudou Filosofia e Ciências Sociais na USP. Mas foi na Engenharia que seguiu carreira. Mudou-se para o RIO, onde cursou a Escola Superior de Guerra, e ingressou em uma companhia mineradora de manganês no AMAPÁ. Dizia que sua segunda casa era o Instituto de Engenharia de SÃO PAULO. Grande amigo de GINO STRUFFALDI, YAZIGI era associado à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Participou, ao lado do presidente GINO, de várias palestras sobre o Movimento Constitucionalista. Faleceu hoje aos 99 anos. 

Um herói
Por Gabriel Castro
Recebo a notícia de que Abrahão Yazigi, veterano da Revolução de 1932, morreu em 30 de novembro. Curiosamente, a informação me chega no momento em que leio o livro Os Heróis, de Paul Johnson. O revolucionário, estudante de engenharia que interrompeu o curso na USP para lutar no levante, poderia ter um capítulo só para si.
Falar da Revolução de 1932 é uma experiência curiosa. Sempre que tento escrever sobre este assunto, o texto soa como ufanista. Mas é um tom apropriado para uma história memorável. Composta sobretudo de histórias individuais de coragem. Como a de Abrahão. Doutor Abrahão.
Vivo numa cidade onde a maior ambição das pessoas é se transformar num funcionário público e passar o resto da vida na escuridão da ignorância, às custas do estado e se esquivando de qualquer esforço por nada que não seja o dinheiro público. Por isso, o exemplo do doutor Abrahão Yazigi ainda me impressiona.
O levante de 1932 foi uma atitude altiva, de um povo que lutava por uma causa justa mas ainda parece um tanto quanto envergonhado de se orgulhar dos próprios feitos.
Quando os gaúchos comemoram a fracassada Revolução Farroupilha, estão nos dizendo que continuam querendo se separar do Brasil – e ninguém se separa por se achar inferior. A Guerra Civil de 1932 tinha uma causa justa.
Os voluntários paulistas se embrenharam num esforço de guerra que mobilizou a indústria do estado e comoveu até mesmo as senhoras da alta sociedade, que doavam suas joias para financiar os combates Foram quase mil mortos, a maior parte do lado revolucionário. São Paulo lutava pela democracia. Tentava derrubar um ditador em formação, Getúlio Vargas, e convocar uma Assembleia Constituinte. Sem o prometido apoio de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, a empreitada falhou.
Foi o doutor Abrahão quem me chamou a atenção para um detalhe: a revolução já estava perdida depois do primeiro dia. Sem conseguir chegar ao Rio de Janeiro, capital do país, as tropas não tinham mais como derrubar o governo. Ainda assim, e mesmo traído, São Paulo batalhou altivamente durante três meses. A essa altura, a revolução já estava militarmente derrotada porque, em vez de avançar, as tropas paulistas recuavam dentro do próprio território. Surgiu uma guerra de trincheiras. Mas às vezes, me ensinou o doutor Abrahão, um guerreiro não luta por outra coisa senão sua própria honra.
Um mês antes de morrer, o veterano, filho de sírios,  foi homenageado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e discursou diante do prefeito Gilberto Kassab. Quando aceitou receber um desconhecido estudante de jornalismo em seu confortável apartamento no Morumbi, no ano passado, apresentou-se humilde, diminuiu os próprios feitos. Falava seis línguas além do português: inglês, francês, alemão, italiano, holandês e árabe.
Homenagem a soldados constitucionalistas em Campinas
Eu havia ligado, dias antes, para marcar a entrevista. Ele pediu um tempo para que pudesse reavivar as memórias. Separou recortes de jornal e trechos de um pequeno livro que escreveu – uma espécie de autobiografia destinada apenas às pessoas mais próximas. Abrahão, sempre sereno, nunca perdeu a lucidez.
O poema que dá nome a este blog conta a história de uma trincheira imaginária, do soldado que não se entregou até o último momento. Este soldado bem poderia ser Abrahão Yazigi, que lutou até o último dia no front sul, o último a cair. Ele embarcou no último comboio de volta para a capital.
E o esforço valeu a pena?, perguntaria o covarde pragmático – o pior tipo de covarde. Sim, valeu. Se houvessem desistido em um dia, os paulistas teriam se transformado em motivo de chacota e fortalecido  o regime ditatorial. Depois da brava resistência, Getúlio Vargas cedeu: convocou a Assembleia Constituinte – que, dentre outras conquistas, asseguraria o voto feminino.
A militância política hoje é, hoje, monopólio da esquerda. E transformou-se na mera luta pelo poder, custe o que custar. O tipo de política feito por Abrahão, um democrata nato, morreu.
Os vagabundos que enfrentaram o regime militar com armas lutavam por uma ditadura pior. Nos obrigam a sustentá-los com nosso dinheiro. E passaram a vida brigando para por as patas no poder.
Os heróis de 1932 pagaram pelos próprios riscos. E, cumprido o dever, retomaram suas vidas. Terminada a batalha, doutor Abrahão Yazigi voltou à faculdade. Formou-se, criou filhos e netos.  O heroísmo reside precisamente nesta postura.
Doutor Abrahão costumava lembrar que a Revolução foi um episódio de circunstâncias únicas. “Nosso tempo já passou”, repetia.
Se tivesse tombado em combate em 1932, Abrahão Yazigi Filho teria vivido apenas 23 anos. Deus recompensou-o com uma vida proporcional ao tamanho da coragem que sempre ostentou.
P.S: Depois que postei esse texto, descobri que Francisco Mascaro, veterano de Campinas, morreu 25 dias antes do doutor Abrahão. Tinham a mesma idade. Mascaro também foi herói: quase morreu de pneumonia, foi salvo por sorte. Assim que se recuperou, voltou ao combate.
Os documentos secretos revelados pelo site WIKILEAKS comprovam como era tratada nos bastidores a preocupação crescente da comunidade internacional com as relações entre BRASIL e IRÃ entre 2009 e 2010. Em um diálogo com o primeiro-ministro russo, VLADIMIR PUTIN, em TEERÃ, o presidente iraniano MAHMOUD AHMADINEJAD, argumentou que seu país “não estava fazendo nada diferente do BRASIL na esfera nuclear”. PUTIN teria retrucado afirmando que o BRASIL “não se localiza no ORIENTE MÉDIO”. Em WASHINGTON, PARIS, BERLIM e MOSCOU, diplomatas defenderam o aumento de pressão contra AHMADINEJAD e manifestaram preocupação com a atuação do governo brasileiro.           

O presidente do IRÃ, MAHAMOUD AHMADINEJAD, acusou hoje ISRAEL e governos ocidentais de montarem um esquadrão da morte contra seu programa nuclear depois que um físico nuclear iraniano morreu e outro ficou ferido em dois ataques separados na segunda-feira, dia 29 de novembro. Hoje, o porta-voz da chancelaria iraniana, RAMIN MEHMANPARAST, incluiu o serviço secreto britânico (M16) na lista de responsáveis pelo duplo atentado. O governo já tinha responsabilizado os serviços secretos israelense (MOSSAD) e americano (CIA). “Infelizmente, é um fato inegável que certos países ocidentais apóiam grupos terroristas iranianos e facilitam seus trabalhos de sabotagem”, afirmou MEHMANPARAST. Dentro do país, suspeita-se do envolvimento do movimento sunita JUNDULLAHe dos MUJAHEDIN POPULARES, grupo que há anos não promove atentados. Blogueiros opositores iranianos acusaram a Guarda Revolucionária e os serviços de segurança estatais pelos ataques – lançados por conter planos de deserção ou a divulgação de segredos nucleares. Homens em motocicletas lançaram os explosivos dentro dos carros de MAJID SHAHRIARI, do departamento de energia nuclear da Universidade SHAHID BEHESHTI, e de FEREYDOON ABBASSI, da Guarda Revolucionária, e detonaram as bombas por controle remoto. SHAHRIARI morreu no ataque e ABASSI ficou ferido.

Um estudante armado de 15 anos tomou como refém 23 colegas e uma professora de estudos sociais, na noite de ontem, em um colégio no Estado de WISCONSIN, EUA. Após várias horas de cerco policial, SAMUEL HENGEL libertou alguns estudantes, mas acabou se suicidando. Nenhum dos 24 reféns ficou ferido.

2 011    :      -    QUARTA-FEIRA
Pela manhã, às 9:30 horas, estou nas imediações da estação do Metrô PARADA INGLESA. Aguardo a chegada do MALCOLM FOREST, conforme combinamos ontem, para uma visita ao Comandante do Corpo Musical. A banda de música estará empenhada na solenidade de entrega do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR. O MALCOLM quer mostrar ao MAJOR PM RENATO uma música que deverá ser apresentada no momento em que o prêmio foi entregue “post mortem” ao PAPA JOÃO PAULO II. A princípio, não se poderia atender ao solicitado porque haverá na noite de 8 de dezembro a apresentação da Orquestra Sinfônica no ANHEMBI, como parte das comemorações dos 180 anos da PMESP. Depois se confirma a agenda e o MALCOLM fala sobre uma música alusiva ao PAPA, de sua autoria, que ele pede para ser tocada pelo Corpo Musical.
MAJOR PM RENATO tece considerações sobre a reforma do Auditório “MAJOR ANTÃO” e outras dependências do Corpo Musical, bem como o esboço de um processo solicitando o tombamento desse prédio.
Uma das minhas idéias para as comemorações dos 80 anos do Movimento Constitucionalista é a realização de uma apresentação de gala da Sinfônica da PM no dia 9 de julho, no Teatro Municipal. Converso com o MAJOR PM RENATO sobre isso. Ele me passa o nome do Maestro e Diretor Artístico do Teatro Municipal. O MALCOLM se propõe a me ajudar nessa empreitada.    
Após essa proveitosa palestra com o MAJOR PM RENATO, o MALCOLM deixa-me na estação Metrô PARADA INGLESA. Vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMD.C. MARINEI diz que telefonou DALTON SALES e, na conversa que tenho com ele fica combinada uma ida até o MuBE na próxima quarta-feira, dia 7, no período da tarde. Passamos um e-mail para o Cmt do 33º BPMI disciplinando a entrega da Medalha “Governador PEDRO DE TOLEDO” em solenidade marcada para dia 14 de dezembro, em BARRETOS. Acertamos detalhes para os próximos eventos, sendo que não poderei ir em todos eles. Amanhã deveremos almoçar no CPOR/SP após condecorar o Cmt , CORONEL BARBOZA. Depois teremos a comemoração dos 120 anos do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”.
Marco uma ida até o Quartel do Comando Geral, com o MALCOLM, a fim de levarmos o convite “vip” da Entrega do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR para o Comandante Geral. Ele me encontrará no QCG por volta das 16:30 horas.
Chove bem nesta tarde, mas depois ainda retorna o sol. Retorno a GUARULHOS um pouco mais cedo.

Um menino de 6 anos foi baleado na perna direita quando brincava dentro da Escola Municipal de Educação Infantil ALMIRANTE SYLVIO DE MAGALHÃES FIGUEIREDO, em CIDADE ADEMAR, zona sul de SÃO PAULO, hoje pela manhã. A bala ficou alojada na coxa da criança. Os médicos recomendaram que o menino fique dez dias em repouso para se recuperar do ferimento, segundo a família da vítima. A polícia investiga de onde partiu o disparo que acertou a criança.

A feirante KAMEKO ASATO NAKAMATSU, de 70 anos, e o filho, VICENTE YASSUITI NAKAMATSU, de 45, foram assassinados na VILA CARRÃO, zona leste de SÃO PAULO, hoje pela manhã. Duas testemunhas presenciaram o crime e, segundo elas, um homem atirou na cabeça das vítimas, que estavam em uma KOMBI, sem falar nada. A Polícia Civil investiga se a mãe e filho foram vítimas de execução. KAMEKO e o filho saíam de casa, na Rua ALUMÍNIO, por volta das 6 horas, para vender pastel em uma feira de VILA ZELINA, quando foram mortos. A mulher de VICENTE, uma dona de casa de 41 anos, tinha acabado de tirar o FIAT PALIO da garagem para que o marido pudesse sair com a KOMBI. Assustada, a dona de casa se abaixou no carro ao ver o criminoso atirando no marido e na sogra. A KOMBI ficou desgovernada e atravessou uma praça que fica na frente da casa dos feirantes. O veículo só parou depois de derrubar um ponto de ônibus na Avenida ARICANDUVA.

Dois suspeitos de assalto morreram ontem à noite em uma suposta troca de tiros com policiais da ROTA na Rua BARRA FUNDA, em SANTA CECÍLIA, região central. Na segunda-feira, dia 28, duas pessoas já haviam sido mortas em suposto confronto com a ROTA, que já registrou 64 ocorrências seguida de morte neste ano. Por volta das 22:30 horas, segundo a PM, quatro pessoas chegaram de carro, e duas delas, armadas, invadiram um dos apartamentos do primeiro pavimento do prédio de dois andares na Rua BARRA FUNDA. Os outros dois ficaram no veículo, dando cobertura. A dupla de criminosos rendeu uma advogada e seu marido, dois filhos dela e a empregada da casa. Eles recolheram 300 reais, celulares e jóias. A dupla pulou o muro e entrou pela garagem do prédio. Houve confronto e os dois assaltantes morreram no local.

O empresário VERÍSSIMO CANNALE FIUZA, de 31 anos, é acusado de ter matado a namorada, ELIZABETE CRISTINA PEREIRA, de 25 anos, na segunda-feira, dia 28. Ele se matou com um tiro. Os corpos foram encontrados na noite de ontem, depois que policiais invadiram a mansão do empresário, alertados por familiares da jovem. Imagens da câmera se segurança mostram que houve briga entre o casal. O crime aconteceu em CURITIBA, PARANÁ.

MARCELO SCHMIDT REDHER é o novo presidente da SÃO PAULO TURISMO (SPTURIS), empresa municipal que cuida de turismo e eventos. Ele substitui CAIO LUIZ DE CARVALHO, no posto há quase 7 anos. Engenheiro, REDHER foi presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP) e secretário executivo adjunto de Comunicação da Prefeitura.          

O BRASIL afastou-se hoje da posição de CHINA e RÚSSIA e deu apoio oficial à convocação de uma reunião de emergência da ONU em GENEBRA para condenar o regime de BASHAR ASSAD na SÍRIA. No início da semana, uma comissão independente da ONU, liderada pelo brasileiro PAULO SÉRGIO PINHEIRO, apresentou o resultado de uma investigação sobre a violência na SÍRIA e concluiu que o regime sírio cometeu crimes conta a humanidade.

Resultados parciais das eleições parlamentares egípcias divulgados hoje mostram que, conforme era esperado, a IRMANDADE MUÇULMANA foi a vencedora da votação. Membros da entidade religiosa – que saiu da clandestinidade após a queda de HOSNI MUBARAK, em fevereiro – exigiram formar um novo governo com base na maioria que obtiveram, o que poderá provocar um conflito com a junta militar que controla o país desde a deposição do ditador. Os generais disseram que querem nomear um governo que o Parlamento não terá o poder de dissolver. Os militares afirmaram ainda que exigirão dos parlamentares a elaboração de uma nova Constituição.   

2 012     :      -      SEXTA-FEIRA
O CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO traz a constituição da CHAPA 2 – TRANSPARÊNCIA, que concorre às eleições marcadas para o dia 6 de dezembro na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO:
CONSELHO DELIBERATIVO
PRESIDENTE: CORONEL PM MANOEL CARLOS ABISSI NOGUEIRA
VICE-PRESIDENTE: CORONEL PM NIUTON ANTONIO MACHADO

CONSELHEIROS TITULARES
CORONEL PM WILSON AZEM
MAJOR PM JOSÉ AUGUSTO REZENDE FILHO
CAPITÃO PM IRINEU FELLIPE
TENENTE PM ADAIR FERRAREZI
TENENTE PM BENITO MOLLO
TENENTE PM JOÃO RUFINO VEIRA FURTADO
TENENTE PM FERLIK FERREIRA ROUCA DA SILVA

CONSELHEIROS SUPLENTES
CORONEL PM JOSÉ SAMPAIO LOPES
TENENTE PM OMAR DA SILVA LEITE
TENENTE PM WANDERLEY DA CONCEIÇÃO SILVA
TENENTE PM VALTER PINTO SERBILERA
CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE: CORONEL PM JOSIAS SAMPAIO LOPES
VICE-PRESIDENTE: CORONEL PM MARIO ROBERTO DE ABREU

CONSELHEIROS TITULARES
TENENTE PM CORNÉLIO DA SILVA MUDO
TENENTE PM PAULO DE OLIVEIRA LEITE
PENSIONISTA PRECIOSA AUGUSTO MARQUES PEREIRA

CONSELHEIROS SUPLENTES
CORONEL PM IVAN MARQUES DE ALMEIDA
TENENTE PM JOSÉ AIRTON RODRIGUES FREITAS
PENSIONISTA RUTH NESANOVIS

DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE: CORONEL PM NELSON CHIAVONE
VICE-PRESIDENTE:CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO

DIRETORIA ADMINISTRATIVA
DIRETOR: TENENTE PM EDMILSON JORGE DE OLIVEIRA
ADJUNTO: PENSIONISTA MARILDA DE SOUZA

DIRETORIA FINANCEIRA
DIRETOR: CORONEL PM DILTON CARVALHO DE SOUZA
ADJUNTO: TENENTE PM MOACYR JERÔNIMO DOS SANTOS

DIRETORIA SOCIAL E DE MARKETING
DIRETOR: CORONEL PM GERALDO MENEZES GOMES
ADJUNTO: PENSIONISTA SHIGUEKO MAKINO FERNANDES DE GOES

DIRETORIA JURÍDICA
DIRETOR: MAJOR PM RAMON AUGUSTO MARINHO
ADJUNTO: CAPITÃO PM PAULO CARDOSO DE ARAÚJO

SUPLENTES
CORONEL PM ILDO DE OLIVEIRA BARROS
CORONEL PM ÁLVARO GUIMARÃES DOS SANTOS
TENENTE PM RUBENS FRANCISCO TRISTÃO
TENENTE PM BENEDITO MARTINS DE ARAÚJO

O casal RAFAEL JESUS FULAZ, de 31 anos, e SIBELE CARLA PEDROSO, de 36 anos, foi morto a tiros por volta das 20:30 horas de ontem, no cruzamento da Avenida dos BANDEIRANTES com a Rua RIBEIRO DO VALE, no CAMPO BELO, zona sul da capital. FULAZ pilotava uma moto esportiva HONDA CBR 1000RR FIREBLADE, avaliada em cerca de 60 mil reais, e estava com CARLA na garupa quando dois homens armados em outra motocicleta os abordaram no semáforo. Segundo a polícia, RAFAEL FULAZ se assustou e tentou fugir, mas foi atingido por um tiro nas costas. A moto do casal bateu em um TOYOTA FIELDER e as vítimas, já caídas no chão, levaram mais três tiros. A dupla de bandidos, que estaria em uma HONDA TWISTER, conseguiu fugir sem ser identificada. Nada foi levado de FULAZ e SIBELE, que morreram no local. O TOYOTA chegou a ser atingido por um tiro no vidro lateral, mas era blindado e ninguém no veículo se feriu. Duas filhas de um relacionamento anterior de SIBELE estavam seguindo a mãe em um veículo um pouco atrás. THAIS GOZZI, de 19 anos, não presenciou os disparos, mas chegou a tempo de ver a mãe agonizando no asfalto. Com ela estava a irmã de 6 anos de idade. Segundo depoimento de THAÍS à polícia, ela, a irmã, a mãe e o companheiro dela tinham partido de MONGAGUÁ e iam para ITU, onde mora a família de FULAZ. Ele tinha uma borracharia em ITU e SIBELE era dona de uma imobiliária em MONGAGUÁ, no litoral. Era o primeiro passeio do casal com a moto, que sido comprada por RAFAEL FULAZ na véspera do crime.

Quatro pessoas morreram e duas pessoas ficaram feridas em uma chacina que ocorreu por volta da 0:30 hora de hoje na ESTRADA DO SABÃO, no bairro JARDIM MARISTELA, na zona norte da capital paulista. Todas as vítimas estavam em um bar, quando, segundo testemunhas, dois homens em uma moto chegaram ao local, ambos usando capacetes. Um deles desceu do veículo e entrou no bar atirando contra todos ali presentes. Logo após os disparos, outra motocicleta com mais dois ocupantes passou lentamente em frente, observando o interior do bar. Morreram os ajudantes CLAUDINEI PEREIRA DA SILVA, de 41 anos, e LUCIANO ARAÚJO DE SOUZA, de 30 anos, além do desempregado DANILLO BONFIM VIANA DA SILVA, de 27 anos. A outra vítima ANTÔNIO MARCOS SANTANA LEAL, de 42 anos. As duas pessoas que ficaram feridas pelos tiros foram levadas para atendimento médico em hospitais da região e os seus nomes não foram divulgados por motivo de segurança.

O PM ADILSON PEREIRA ARAÚJO, de 36 anos, foi morto em um assalto por volta das 6 horas, na Rua ROSÁRIO ESCAMARTE, na região do CAPÃO REDONDO, na zona sul de SÃO PAULO. De acordo com a PM, ele foi abordado por criminosos quando ia de moto para o trabalho. Os criminosos anunciaram o assalto e o policial tentou se defender. Eles fugiram levando a moto. O PM foi levado em estado grave para o Hospital M´BOI MIRIM, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Criminosos explodiram um caixa eletrônico na madrugada em MONGAGUÁ. De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 4:30 horas em uma agência do banco SANTANDER, na Avenida NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 534, no bairro AGENOR DE CAMPOS. A explosão foi tão forte que até os vidros de uma loja do outro lado da rua foram danificados. Ninguém foi preso e a PM ainda não sabe se os bandidos conseguiram levar o dinheiro.

O TER-3 (TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO) mandou soltar hoje os irmãos PAULO e RUBENS VIEIRA, apontados como integrantes da organização criminosa que se infiltrou em órgãos públicos para compra de pareceres técnicos. PAULO, diretor afastado de hidrologia da ANA (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS) e RUBENS, afastado da diretoria da ANAC (AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL), foram presos há uma semana pela Polícia Federal por suspeita de corrupção ativa, tráfico de influência e formação de quadrilha. O TRF-3 concedeu liminar em hábeas corpus para os irmãos e impôs duas condições: eles deverão comparecer à Justiça a cada 15 dias e não poderão sair do país.

Em turnê pela AMÉRICA DO SUL, MADONNA chegou hoje ao BRASIL. A primeira parada da cantora foi no RIO DE JANEIRO, onde ela se apresenta no domingo no PARQUE DOS ATLETAS. Depois de desembarcar, a diva seguiu direto para o Hotel FASANO, em IPANEMA, na zona sul do RIO. Ela foi fotografada enquanto saia da aeronave, seguida do filho ROCCO, de 11 anos e MERCY, de 7. MADONNA também trouxe o filho DAVID, de 6 anos – só LOURDES MARIA não veio ao BRASIL porque ficou ensaiando um musical. O bailarino BRAHIM ZAIBAT, namorado da cantora, também a acompanha em sua turnê. Ele, inclusive, foi visto na sacada de uma das 44 suítes reservadas no hotel para receber o staff da cantora, enquanto MERCY foi fotografada curtindo a piscina do hotel. MADONNA fará shows em SÃO PAULO nos dias 4 e 5 de dezembro, no Estádio do MORUMBI. A cantora também se apresentará em PORTO ALEGRE no dia 9. Será a primeira vez dela no Sul do país.

O PIB do terceiro trimestre cresceu apenas 0,6% na comparação com o segundo trimestre e 0,9% sobre igual período de 2011. O resultado foi muito pior do que o previsto pelo governo e pelo mercado, provocando uma redução em cascata das projeções para este ano e para o próximo. As estimativas para 2012 caíram em torno de 1%. Investimentos, o setor de serviços e o comércio internacional foram os destaques negativos. O que mais desagradou à presidente DILMA ROUSSEFF foi a distância entre a pequena reação da atividade econômica no terceiro trimestre e as previsões da equipe do ministro GUIDO MANTEGA (FAZENDA). Para MANTEGA, a economia está em “trajetória de crescimento”. Líderes da oposição classificaram como desastroso o desempenho da economia. Com PIB fraco, o dólar fechou hoje em R$2,12, o maior valor desde maio de 2009.

A professora ANNA MARIA MARQUES CINTRA, de 73 anos, é a nova reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A nomeação da docente foi confirmada hoje pelo grão-chanceler da PUC-SP, o cardeal arcebispo de São Paulo, D. ODILO SCHERER, com apoio do cardeal-arcebispo emérito e ex-grão chanceler, D. PAULO EVARISTO ARNS, apesar dos protestos da comunidade acadêmica. A posse ocorreu sem cerimônia.

Jatos da força aérea da SÍRIA bombardearam hoje alvos rebeldes perto da estrada do aeroporto de DAMASCO e as companhias aéreas EGYPT AIR e EMIRATES suspenderam os voos internacionais para a capital em razão da violência. Segundo ativistas, as forças de segurança entraram em confronto com rebeldes que tentam depor o presidente BASHAR ASSAD em torno dos distritos de AQRABA e BABILLA, na periferia sudeste de DAMASCO, que levam ao aeroporto internacional. A maioria das conexões da Internet e linhas telefônicas não funcionou pelo segundo dia, na pior queda de comunicações nos 20 meses do levante, em que 40 mil pessoas foram mortas, centenas de milhares fugiram do país e milhões foram deslocados. Os rebeldes de maioria muçulmana sunita, que estão lutando contra ASSAD, da minoria alauita ligada ao ISLÃ xiita, vêm registrando ganhos com a invasão de bases militares e o aumento dos ataques em DAMASCO. Autoridades americanas e européias disseram que rebeldes estavam registrando ganhos na SÍRIA, gradualmente erodindo o poder de ASSAD, mas a luta ainda não tinha mudado completamente a seu favor. Um diplomata com base em DAMASCO disse acreditar que a escalada na luta em torno da capital foi parte de uma ofensiva do governo com o objetivo de isolar o centro da cidade controlado pelo Estado das áreas rurais do sul e do leste tomadas pelos rebeldes. Ao menos 20 jovens sunitas libaneses, que ajudavam os rebeldes no combate às forças de ASSAD na cidade Síria de TAL KALAJ foram mortos hoje, aparentemente em uma emboscada, disseram os serviços de segurança libaneses.         

2 013     :      -    SÁBADO
Este final de semana deverei me dedicar quase que exclusivamente aos meus documentos digitalizados, pois a semana que passou não deu tempo para que isso fosse realizado. Primeiramente, vou atualizar o dia 26 de novembro, marcado pela cerimônia no Comando de Policiamento de Trânsito, com a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO ao SARGENTO PM BÍSCOLA. Coloco essa data em meu blog e no facebook. Procuro também atualizar o dia 30 de novembro. Teríamos hoje a Solenidade de Declaração a ASPIRANTE A OFICIAL no CPOR/SP, mas não lá comparecerei porque também me sinto cansado com as inúmeras tarefas nos últimos dias. Ontem, na solenidade de entrega de Medalhas em MOGI DAS CRUZES, no 17º BPMM, após ficar de pé durante três horas, causou-me dores nas pernas, além de sofrer câimbras doloridas.
Pela Internet recebo várias mensagens, uma delas é a do Coronel Telhada, demonstrando INDIGNAÇÃO pelo tratamento que a ROTA vem recebendo: Hoje fiquei sabendo da última sacanagem que estão fazendo com a ROTA: Grande parte dos oficiais que eram de minha confiança estão sendo movimentados sem motivo justificável (exceto se trabalhar com valor e honra for motivo para se transferir um PM), oficiais que se envolveram em ocorrência que acabou com resultado morte de bandido estão sendo transferidos para outros batalhões.. Tempos atrás foi transferido o Tenente Diogo sem qualquer motivo. Agora quem foi transferido foi o Capitão Mecca e os Tenentes Gouveia, Douglas, Daniel Souza , Manetti e Silva Rosa, além de sargentos, cabos e soldados. Policiais valorosos, trabalhadores e corajosos estão recebendo como pagamento por sua lealdade e abnegação uma transferência indesejada e desleal. É claro que a justificativa será sempre a mesma, que transferência faz parte da nossa vida policial militar, mas nós sabemos muito bem que isso é para inibir a tropa de ROTA de trabalhar, uma tropa que já está "amarrada e desanimada" há muito tempo e agora recebe esse tratamento desleal. Isso sem falar dos procedimentos disciplinares diversos que estão sendo imputados contra vários Policiais... O Comandante da ROTA foi destituído e pergunto quem será o próximo comandante, a próxima vítima?? Parabéns Sr. Secretário de Segurança Pública, enquanto o crime se agiganta no nosso Estado, a Polícia Militar é tratada como se fosse a culpada de toda essa desgraça que se abate em nossa sociedade. Ao Invés de uma PM forte combatendo o crime de frente, com coragem, o que vemos é uma tropa desanimada, desprezada, com um salário ridículo e uma escala de serviço maléfica, que acaba com a saúde de nossos patrulheiros e a oportunidade de estudos da tropa...Como sempre digo, nos dias atuais, no Brasil o crime compensa, mas nós continuaremos trabalhando e atrapalhando aqueles que não querem a ordem e o cumprimento da lei. Podem nos transferir, nos punir, pagar salário de fome, mas nós continuaremos combatendo o mal pois sabemos que a maioria da população está conosco, apesar de pesquisas manipuladas dizerem o contrário. Irmãos PM, companheiros de farda, não vamos esmorecer, não importa onde estaremos, nosso espírito não muda e nossa dignidade não tem preço. Continuamos na guerra.
Para nossas reflexões...
 De: Ir.’. – AMEM Luiz Antonio Tapette .'. [mailto:latapet@uol.com.br]

Assunto: ALERTA: A MAÇONARIA À BEIRA DO ABISMO
Prioridade: Alta
A Maçonaria a Beira do Abismo
"Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas."
Apocalipse 1:19
Perdoem-me, meus irmãos, pelo título assustador do artigo. É que escrevo com sede de lucidez e afogado em desespero. Não tenham a meu respeito aquela opinião do aprendiz que desbasta a pedra bruta com maço e cinzel recicláveis, daquele companheiro com estrela no peito e daquele mestre que “não tem medo de ser feliz”. Peço a vocês alguns instantes de paciência e atenção. Lembrem-se por favor daquele pobre carpinteiro judeu, ele mesmo ao meu ver um grande maçom, que viveu e morreu na pobreza mas a quem Roma nunca concedeu bolsa família. Recordem-se de que ele não precisou fraudar concurso para entrar no Reino de seu Pai e que, ao ser crucificado ao lado de ladrões, não tinha a seu favor nenhum juiz do Supremo Tribunal. Meus irmãos, desculpem o jogo de palavras, mas me parece que nada pode ser mais politicamente incorreto do que se discutir política na sociedade de hoje. Nem precisamos nos preocupar com nossos landmarks que nos proíbem de fazê-lo em loja porque vivemos numa espécie de grande Facebook em que suscitar polêmicas é de mau gosto. Ironicamente a democracia, levada ao seu grau mais extremo de corrupção, fez com que todos nos calássemos sem necessidade de ameaças ou golpes militares. De pé e à ordem pois, para ouvirem aqui as razões de tal situação. Não vou usar de meias palavras para dizer a vocês que homens e mulheres, verdadeiros marginais do poder como disse o ministro Celso de Melo, tomaram o Estado brasileiro. Assediaram a República, prostituíram-na, mancharam-lhe a honra e a dignidade de uma maneira que não encontra precedente em nossa história. É aterrador o efeito causado pela revelação daquilo que fizeram com o dinheiro público e com a boa fé do nosso povo, mas permitam-me alertá-los que mais grave é aquilo que não se enxerga. Usemos um computador como comparação: nos encantamos ou decepcionamos com o aspecto externo de uma máquina, mas não nos lembramos de perguntar que programa ela roda. É assim, meus irmãos, que devemos abordar aquilo que está acontecendo hoje. É necessário um exercício de abstração para esquecer da compra de deputados, das licitações fraudadas e dos dólares remetidos para o exterior. Não...não é esse o tema aqui. Aqui quero lembrar da nossa Universidade Publica a serviço de um partido que quer nos transformar em uma pequena China ou numa grande Cuba, das nossas Forças Armadas com “dobradiça na espinha” e de uma Igreja que descobriu que “Templo é Dinheiro”. Este verdadeiro “software do mal” é capaz de convencer pessoas com terceiro grau completo de que Ivete Sangalo tem o mesmo valor que Mozart, de que Paulo Coelho é igual a James Joyce, e de que Lula é o novo Getúlio Vargas. São desses conceitos que devemos nos livrar pois o futuro da nossa ordem há de trilhar o caminho do ridículo se aceitarmos na Maçonaria a ordem democrática que se instituiu no país. Meus irmãos, já basta de tanta ironia e meias palavras! Imperam no Brasil um relativismo de valores e uma desordem institucional tais que, não há mais religião, crença ou força armada capaz de fazer frente a Revolução Cultural que se estabeleceu. Vivemos na Maçonaria um momento crucial em que o que está em jogo é a sua própria sobrevivência. Desapareceu, em toda sociedade brasileira, espaço para os conceitos de mérito, hierarquia e disciplina em que, sem dúvida alguma, se fundamentam vários dos nossos princípios. Não devemos ter constrangimento algum de dizer que a Maçonaria não nasceu como instituição democrática, que a entrada e progressão nas nossas fileiras se faz em primeiro lugar por mérito e só depois por votação entre iguais, e que não estamos a serviço de partido algum! Não me acusem, irmãos, de golpismo, de atentar contra o Estado de Direito ou de querer derrubar a República. Meu interesse aqui não é mudar o Brasil, mas impedir que o Brasil do PT mude a Maçonaria. Não me tomem por um paranóico que acredita que seremos perseguidos por tiranos como fizeram Francisco Franco ou Adolf Hitler. Não meus irmãos, ninguém vai fechar nossas lojas, proibir nossos ágapes ou mesmo criticar abertamente. Seremos destruídos de dentro para fora e não de fora para dentro. Está próximo o dia em que algum irmão vai proclamar o nascimento de uma “Maçonaria sem Preconceitos”, de cotas raciais para entrada na Ordem, de sessões transmitidas ao vivo pela TV ou pela Internet (para que o “povo” possa saber o que fazemos) ou até de concurso público para ser maçom. Também não está longe o tempo em que teremos que aceitar irmãos abertamente ateus ou ativistas de Organizações não Governamentais para quem nós, maçons, não passamos de “dinossauros”. A serviço do seu partido esse tipo de gente vai sustentar que é uma sociedade democrática que faz as instituições fortes quando na verdade são as instituições fortes que garantem a democracia de uma sociedade. Quero terminar com um apelo e um alerta a todos os maçons brasileiros esperando sinceramente estar errado em minhas conclusões: a Ordem Maçônica nasceu, antes de tudo, para ser uma escola de livre pensamento. É essa a nossa contribuição para história e o legado deixado pelos nossos antepassados. Não há relato prévio de nenhum estado totalitário capaz de conviver com esse tipo de princípio. Sejamos rigorosos em nossas sindicâncias com relação a filiação política de certos candidatos. Não tenhamos constrangimento em dizer-lhes que não são bem vindos porque seu partido entregou o país ao narcotráfico, ao ateísmo e à apologia do casamento gay. Rogo à todas as potências que manifestem-se, em seu grau supremo e abertamente, através das publicações de grande circulação a respeito do resultado da Ação Penal 470 que tramita atualmente no Supremo Tribunal Federal. Proponho ainda que todo irmão filiado à organização criminosa que atende pelo nome de Partido dos Trabalhadores seja submetido a processo disciplinar e afastado de nossas lojas. Lembrem-se sempre que seja em nome do aquecimento global, dos direitos dos homossexuais ou até mesmo das focas do Alasca (já que o motivo não tem a menor importância) aproxima-se o momento em a Maçonaria vai ser levada a público através de uma imprensa corrupta e com ajuda de maçons-petistas com o objetivo de ser exposta a todo tipo de acusação absurda. Que Deus nos ajude, meus irmãos, na batalha que se aproxima. (Milton Pires - M.'.M.' - A.'.R.'.L..'.S.'. Oswald Wirth 183, GLMERS / Porto Alegre - RS, Brasil).
O Comandante do 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, TENENTE-CORONEL PM manda-me o convite da Passagem de Comando que acontecerá em 16 de janeiro de 2014. Ele passará o comando para o TENENTE-CORONEL JONH DAVYS BEZERRA DANTAS.
Senhores (as) amigos (as)
1. Remeto, anexo neste e-mail, o convite para a cerimônia de passagem do cargo de Comandante do 2º BPE.
2. Friso que este modelo está sendo enviado apenas pela internet. O convite formal e impresso será remetido posteriormente.
3. Como temos diversos endereços desatualizados em nosso banco de dados, solicito que nos envie seu endereço para a remessa posterior, via Correios, do convite impresso. Solicito o favor de enviar para um desses e-mails: 2bpe@cmse.eb.mil.br ou piagett@ig.com.br (aos cuidados do Sgt George) ou se preferir em resposta a este meu e-mail.
4. A ideia deste envio é antecipar o agendamento de sua participação nessa cerimônia, que, em muito, a enriquecerá.
5. Solicito que atualizem, também, meu e-mail de contato substituindo este e-mail funcional por aureovieira@uol.com.br e também, desde já, podem entrar em contato comigo pelo fone móvel (11) 95214-7449. Respeitosamente,
Aureo Ribeiro Vieira da Silva - Ten Cel
Comandante do 2º BPE

No dia seguinte ao incêndio que destruiu 90% do auditório SIMON BOLÍVAR, no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, na BARRA FUNDA, zona oeste, a Prefeitura e a administração do Espaço divergiram hoje sobre a existência de documentos que comprovariam a segurança do local. Na versão da Secretaria Municipal de Licenciamentos, o auditório apresentou uma irregularidade no alvará de funcionamento para locais de reunião, documento específico para áreas que acomodam mais de 250 pessoas. O MEMORIAL possui esse documento desde 1993 e, pela exigência da lei, é obrigado a renová-lo anualmente. A obrigação só não foi cumprida este ano. Em maio, servidores do CONTRU visitaram o local e pediram a realização de pequenas obras ou serviços, entre elas a revisão das instalações elétricas – possível causa do incêndio.
O presidente do MEMORIAL, JOÃO BATISTA DE ANDRADE, contestou a Prefeitura. Ele confirmou a visita dos fiscais no dia 8 e ainda disse que o documento seria necessário para a realização do prêmio VLADIMIR HERZOG, que ocorreu no dia 22 de outubro. O alvará, inclusive, foi uma exigência de um dos patrocinadores do evento. No dia da visita ao local, os fiscais verificaram 13 problemas que seriam solucionados com pequenas obras. No dia 15 de maio, o MEMORIAL apresentou uma avaliação de um engenheiro eletrônico, que afirmou que toda a instalação elétrica estava de acordo com a lei.
No dia 16 de maio, o diretor administrativo do MEMORIAL, SÉRGIO JACOMINI, recebeu um ofício assinado pelo arquiteto SÍLVIO DE SICCO, na ocasião diretor de Divisão Técnica CONTRU-2, afirmando que todas as exigências de segurança foram atendidas. “Tudo o que foi pedido nós entregamos. Se, por acaso, precisarem de mais, por favor avisem, pois cumprimos o que foi pedido”, disse ANDRADE.
Quatro bombeiros que ajudaram no combate ao incêndio no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA permaneciam internados em estado grave na UTI do HOSPITAL DAS CLÍNICAS. Ao todo, 24 bombeiros ficaram feridos no incêndio. Hoje, o “JORNAL NACIONAL”, da GLOBO, informou que os extintores falharam durante o combate ao incêndio.

Cerca de 500 pessoas ocuparam um terreno na ESTRADA DO M-BOI MIRIM, na zona sul, na noite de ontem. O grupo chegou no local por volta das 23:20 horas para montar os barracos. Segundo membros do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO a ocupação foi feita por duas mil pessoas e é a maior do ano na capital paulista. O terreno é privado.

Um taxista morreu após bater o carro na traseira de um ônibus no cruzamento das Avenidas BRASIL e BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO. Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital das Clínicas.

Cerca de 500 pessoas protestaram nesta tarde na Avenida PAULISTA, no centro da cidade, em favor dos direitos dos deficientes físicos. Parte da via ficou bloqueada por mais de duas horas.

Um beijo na esposa, ROSE, lágrimas no vestiário, jogadores com uma mensagem de agradecimento, faixas da torcida, placa da diretoria, abraços dos jornalistas...TITE recebeu várias homenagens hoje, contra o INTER, em seu último jogo pelo CORINTHIANS no estádio – ainda dirige o time contra o NÁUTICO, no RECIFE. Todas muito justas, afinal, nenhum treinador ganhou cinco títulos pelo TIMÃO. Muito menos a tão sonhada LIBERTADORES. Isso sem contar a personalidade do técnico, adorado por todos no clube.
O adeus foi emocionante, mas merecia uma partida melhor para abrilhantá-lo. A falta de eficiência dos ataques impressionou – ou assustou. Sem chances de um lado, sem chances do outro, o resultado não poderia ser diferente: O a 0. Além de TITE, ALESSANDRO, capitão do time na LIBERTORES e no MUNDIAL, também disputou seu último jogo no PACAEMBU.
Os jogadores do CORINTHIANS prestaram uma homenagem aos dois operários, mortos no acidente do FIELZÃO, na última quarta-feira. A equipe entrou em campo com os nomes de FÁBIO LUIZ PEREIRA e RONALDO OLIVEIRA DOS SANTOS, gravados nas camisas.

Ver o PALMEIRAS, campeão da Série B, perder por 1 a 0 para o vice-líder CHAPECOENSE, em CHAPECÓ, não chega a ser um problema. Afinal, o time entrou com uma escalação quase toda da reserva e o jogo não tinha importância – os dois times já se garantiram na Primeira Divisão do BRASILEIRO.

PALMEIRAS, CHAPECOENSE e SPORT já estavam garantidos no BRASILEIRÃO de 2014. Na última rodada da Série B, FIGUEIRENSE, ICASA e CEARÁ ainda brigavam pela vaga restante no G4. O time catarinense não conseguiu a vitória que tanto queria no duelo contra BRAGANTINO, em BRAGANÇA PAULISTA. Ficou no 1 a 1, mas contou com os tropeços rivais para se garantir na elite do futebol brasileiro.
O CEARÁ perdeu por 3 a 0 para o JOINVILLE e ficou com 59 pontos, na sétima posição. Já o ICASA caiu diante do PARANÁ por 2 a 0 e também terminou com 59 pontos. Com o empate em BRAGANÇA PAULISTA, o FIGUEIRENSE chegou a 60 pontos, assegurou a quarta posição da Série B e o acesso.

O policial civil DANIEL LUCIANO DOS SANTOS, de 36 anos, morreu após ser baleado em uma briga nesta madrugada, na Rua HUGO SCATHI, JARDIM ZAIRA, em MAUÁ. Ele estava saindo de um forró quando um carro parou e alguém atirou. Mais duas pessoas foram atingidas, mas não correm risco de morte. O caso foi registrado no 1° DP de MAUÁ.

A dona de casa SATIKA SAWADA, de 78 anos, morreu após ser torturada e estrangulada por três bandidos que invadiram a sua casa, na Rua SAIOÁ, hoje às 6 horas. No momento do roubo, o filho da vítima, NILTON SAWADA, engenheiro de 52 anos, estava no local e também foi torturado, mas sobreviveu. Foram roubados cerca de 15 mil reais, um boné e um celular.

JOÃO ARAÚJO era um dos produtores musicais mais conhecidos no meio artístico, mas acabou ganhando fama entre o grande público como “o pai de CAZUZA”, o cantor e compositor eu fez uma carreira meteórica e morreu em 1990, em decorrência de complicações da AIDS. Mas ARAÚJO já era um profissional de talento antes da ascensão artística do filho e permaneceu em atividade após a morte de CAZUZA, apesar do baque sofrido. Além de ter sido um dos principais executivos da gravadora SOM LIVRE por décadas, JOÃO apoiou a mulher, LUCINHA ARAÚJO, na criação da ONG VIVA CAZUZA, que presta assistência a crianças e adolescentes com o vírus HIV. A morte de JOÃO ARAÚJO no RIO foi confirmada hoje pela própria instituição, provocando grande repercussão entre artistas e personalidades. O cantor LULU SANTOS escreveu no TWITTER: “Querido JOÃO ARAÚJO, pode subir levitando, porque aqui tem um coro de vozes cantando baixinho para você. PAZ & AMOR BIG JOHN! Nosso abraço, LUCINHA”. JOÃO tinha 78 anos (nasceu em 2 de julho de 1935) e morreu no RIO, em decorrência de um ataque cardíaco.

Um avião EMBRAER 190 da Companhia LAM (LINHAS AÉREAS DE MOÇAMBIQUE) caiu em uma área florestal entre a NAMÍBIA e BOTSUANA, quando ia para ANGOLA, ontem. Os destroços foram encontrados hoje. O avião foi inteiro carbonizado e não há sobreviventes. Entre os 33 mortos (27 passageiros e 6 tripulantes) está o brasileiro SÉRGIO MIGUEL PEREIRA SOVERAL. O Ministério das Relações Exteriores do BRASIL informou que está em contato com a família e com os governos da NAMÍBIA e de ANGOLA. Em nota, a EMBRAER diz que o avião foi entregue à companhia moçambicana em novembro de 2012. A empresa brasileira se solidarizou com os parentes das vítimas, se colocou à disposição para auxiliar nas investigações e vai enviar uma equipe de técnicos para o local.
O Conselho de Ministros de MOÇAMBIQUE anunciou hoje a criação de uma comissão de inquérito internacional e de uma nacional para apurar as circunstâncias do acidente, disse em entrevista o ministro dos Transportes e Comunicação de MOÇAMBIQUE, GABRIEL MUTHISSE.
O ministro disse ainda que a queda ocorreu em área de difícil acesso e, durante as operações de busca, a Força Aérea da NAMÍBIA enfrenta chuvas torrenciais. Ele lembrou que o aparelho “era o mais recente” desse modelo que a LAM comprou da EMBRAER. Os nomes das 33 vítimas serão divulgados logo que todas as famílias foram informadas.

Os ESTADOS UNIDOS se ofereceram para destruir os produtos químicos prioritários da SÍRIA, informou hoje a Organização para Proibição de Armas Químicas – OPAQ. A instituição disse que as operações serão realizadas em um navio dos EUA usando o método de hidrólise, somado a uma embarcação naval que passava por modificações para apoiar as operações.

Um helicóptero da polícia caiu sobre um pub às margens do RIO CLYDE, em GLASGOW, na ESCÓCIA, ontem à noite e deixou ao menos três mortos. Hoje, equipes de resgate buscavam um número indefinido de pessoas presas dentro do pub. Uma fonte próxima à investigação disse à BBC que o número de mortos pode ser maior. Muitas pessoas ainda podem estar presas sob os escombros.

A reconstrução das FILIPINAS depois da passagem do supertufão HAIYAN, que matou mais de cinco mil pessoas no início de novembro, levará entre três e cinco anos e custará trilhões de dólares, informou hoje EDUARDO DEL ROSÁRIO, diretor executivo do Conselho Nacional de Coordenação de Desastres. O presidente das FILIPINAS, BENIGNO AQUINO, não quer simplesmente reparar os danos, e sim melhorar as estruturas antes existentes.       

2 014   :   -     DOMINGO
Relembrando os últimos eventos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vejo que os Núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32" cometeram a indelicadeza de não trazer para minha assinatura os Ofícios de Outorga das Medalhas, conforme ficou determinado em célebre reunião extraordinária no ano passado, quando aconteceram fatos delicadíssimos com o Núcleo MMDC-LESTE, que achou por bem desconsiderar o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A "fogueira das vaidades" fala mais alto. Todos querem aparecer e se destacar usando o nome do MMDC. Mas, não obedecem os ditames da Sociedade. Vou relembrá-los das obrigações que os núcleos têm. São subordinados diretamente à Diretoria Executiva, mas não cumprem os seus deveres.
Tenho um grande trabalho neste domingo. As atualizações dos dias 29 e 30 de novembro tomam um certo tempo. Mas é salutar a lembrança de certos acontecimentos que estavam esquecidos.

Gol logo no começo, domínio no começo, segurança...."É hoje que a goleada sai", pensou o corintiano. Doce ilusão. Jogando no MARACANÃ, o TIMÃO sofreu um apagão e, em vez de golear, foi goleado pelo FLUMINENSE (5 a 2).
O domingo só não foi tão ruim graças à derrota do GRÊMIO para o BAHIA, por 1 a 0. O placar pôs os corintianos na LIBERTADORES.
Com aplausos da torcida e braçadeira de capitão para KAKÁ, o SÃO PAULO se atrapalhou no fim do jogo e acabou cedendo o empate por 1 a 1 para o FIGUEIRENSE. Ainda assim, deixou o gramado do MORUMBI com a missão cumprida. No último jogo em casa com a presença do camisa 8, o TRICOLOR garantiu o ponto necessário para assegurar a vice-liderança do BRASILEIRO e, mais importante ainda, a vaga direta na fase de grupos da LIBERTADORES, fugindo da Pré-LIBERTADORES.
A despedida de KAKÁ foi cheia de emoção e um pitada de pastelão. Mas até que ficou de bom tamanho, principalmente porque o goleiro ROGÉRIO CENI providenciou uma homenagem especial, passando a braçadeira de capitão ao meia. "Agradeço muito a ele pela faixa e dou os parabéns pela renovação por mais seis meses. É uma honra poder fazer este último jogo aqui, no MORUMBI, como capitão. Ao longo destes últimos dias, já vem sendo muito especial", agradeceu KAKÁ. Emprestado pelo ORLANDO CITY desde julho, o meia encerra sua passagem pelo clube paulista no dia 7 de dezembro.
O SANTOS não conseguiu a vaga na LIBERTADORES. Com o título brasileiro, então, nem sequer chegou a sonhar. Por outro lado, sem querer, ganhou uma missão que foi cobrada pela torcida e cumprida, hoje, na VILA BELMIRO. O PEIXE venceu o BOTAFOGO por 2 a 0 e rebaixou os cariocas para a Série B. Na memória do torcedor ainda é forte a lembrança da final do BRASILEIRO de 1995, quando o BOTAFOGO ficou com o título após o árbitro MÁRCIO REZENDE DE FREITAS anular um gol legal de CAMANDUCAIA - a partida terminou 1 a 1, no PACAEMBU.
O clima em CHAPECÓ era de festa nos dois lados antes e depois do jogo. Já livre do rebaixamento, o time da casa recebeu o campeão brasileiro CRUZEIRO e empatou em 1 a 1. A igualdade em nada mudou a situação dos oponentes do BRASILEIRO. Enquanto a RAPOSA chega a 77 pontos e não pode mais ser alcançada, os catarinenses estão no 15º lugar, com 43 pontos e livres da Segunda Divisão.

Depois de quase 20 temporadas na Fórmula 1 e a distante conquista da Fórmula 3 Inglesa, em 1991, o piloto RUBINHO BARRICHELLO voltou a comemorar um título. O terceiro lugar na corrida de CURITIBA, hoje, garantiu a RUBINHO o inédito título da STOCK CAR, principal categoria do automobilismo brasileiro. Foram 234 pontos ao longo das 12 corridas deste ano, contra 223,5 de ÁTILA ABREU, que acabou com o vice-campeonato - ele foi o segundo em CURITIBA. CACÁ BUENO, cinco vezes campeão da categoria, fechou o pódio do campeonato de pilotos, com 191 pontos.

O boletim médico divulgado hoje confirmou a suspensão temporária da hemodiálise pela qual PELÉ passava até sábado. "Está lúcido e estável do ponto de vista hemodinâmico e respiratório", disse o comunicado. Amanhã, segunda-feira, o ex-atleta de 74 anos será reavaliado. Caso o quadro permaneça estabilizado, o REI DO FUTEBOL poderá ir para o quarto.

Um elevador despencou do 13º andar de um prédio e deixou pelo menos nove pessoas feridas na madrugada do domingo no Centro de PORTO ALEGRE. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam saindo de uma festa no terraço. O acidente aconteceu por volta das duas horas. Entre os feridos, uma pessoa está em estado grave e foi encaminhada para o bloco cirúrgico do Hospital CRISTO REDENTOR, na zona norte. Os feridos tem entre 21 e 50 anos de idade. O síndico do prédio informou à polícia que o elevador estava em "perfeitas condições". A capacidade, no entanto, era para seis pessoas.

Em mais uma demonstração de força, bandidos atacaram a tiros, hoje pela manhã, uma base da Polícia Militar na Avenida JACU-PÊSSEGO, na zona leste de SÃO PAULO. Na quinta-feira, comerciantes da mesma região fecharam as portas depois de boatos de um toque de recolher. Um ônibus chegou a ser depredado na avenida supostamente por ordem do PCC, facção criminosa que domina os presídios de SÃO PAULO.
No sábado, o DIÁRIO DE SÃO PAULO mostrou que moradores e comerciantes de PIRITUBA, na zona norte, se assustaram com recados de bandidos para permanecerem dentro de suas casas. Alunos de uma escola particular foram dispensados após a própria PM "orientar" a direção a fechar as portas. Mais tarde, a PM negou ter dado tal ordem, apesar de funcionários do colégio, pais e vizinhos terem confirmado que ao menos uma viatura foi até o local e os agentes solicitaram a liberação dos alunos, que sequer puderam entrar nas salas de aula no período da tarde.
Segundo informações extra-oficiais sobre o ataque à base nesta manhã, já que a PM não se pronunciou oficialmente sobre o caso, quatro homens em duas motocicletas passaram na frente do prédio e atiraram várias vezes. Em seguida, fugiram.
Ninguém ficou ferido. Cerca de 30 minutos depois do atentado, policiais militares, também da 2ª Companhia do 28º Batalhão, trocaram tiros com um suspeito em um carro roubado, recuperado na mesma região da base atingida pelos tiros. O homem foi baleado e continuava internado até esta noite.

Três policiais militares foram mortos na noite de ontem, sábado, no RIO. Os crimes ocorreram em ROCHA MIRANDA, no subúrbio carioca, em VILAR DOS TELES e MAGÉ, na BAIXADA FLUMINENSE. Segundo as investigações preliminares, os militares teriam sido vítimas de tentativas de assalto. O governador do RIO, LUIZ FERNANDO PEZÃO (PMDB) voltou a defender a punição mais severa para criminosos que matarem policiais e fez críticas aos órgãos de defesa dos Direitos Humanos. "A gente tem de discutir dentro do Congresso Nacional o que a gente quer na política de segurança pública", afirmou o governador.

Antes mesmo das 10 horas locais (14 horas no horário de BRASÍLIA), uma multidão já se reunia nos arredores do Estádio AZTECA, na CIDADE DO MÉXICO, à espera do início da última e maior homenagem a ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS.
O corpo do comediante deixou a emissora TELEVISA em direção ao local em um carro aberto, ostentando duas estátuas dos personagens CHAVES e CHAPOLIN. Acenando e batendo palmas, fãs acompanharam o cortejo. Perto do estádio, crianças, adolescentes e adultos citavam frases imortalizadas nos seriados "CHAVES" e "CHAPOLIN".
A viúva do ator, FLORINDA MEZA, intérprete de DONA FLORINDA, foi ovacionada. No centro do campo foi montado um altar, onde os organizadores ergueram uma cruz e um grande retrato do artista. Quatro passarelas vermelhas permitiam o acesso ao local. Algumas pessoas depositaram flores brancas no gramado. 

Os principais institutos de pesquisa do URUGUAI divulgaram hoje à noite as pesquisas de boca de urna das eleições presidenciais. Segundo as sondagens publicadas pela CIFRA, o candidato governista da FRENTE AMPLA, TABARÉ VÁZQUEZ, vai ocupar a Presidência pela segunda vez com 53,5% frente à 41% de LACALLE POU. Já para a FACTUM, VÁZQUEZ, que teve o apoio do atual presidente, JOSÉ PEPE MUJICA terá 53,9% contra 40,6% de seu opositor. E, segundo os EQUIPOS MORI, a diferença será de 53,5% para VÁZQUEZ e 41,4% para LACALLE POU. Os resultados oficiais estavam previstos para serem divulgados durante a madrugada de amanhã.

O policial branco que matou a tiros um adolescente negro desarmado num subúrbio de ST. LOUIS pediu demissão. A decisão de deixar a corporação aconteceu em um momento que ativistas retomaram protestos pela morte e dias depois da decisão da Justiça de não indiciar o policial. A saída de DARREN WILSON da polícia de FERGUSON, em MISSOURI, se dá quase quatro meses depois de ele ter matado MICHAEL BROWN. O incidente, que provoca meses de protestos, algumas vezes violentos, em FERGUSON, reacendeu o debate sobre relações raciais e o uso da força policial nos ESTADOS UNIDOS.
NEIL BRUNTRAGER, advogado de WILSON, confirmou que o policial havia apresentado a demissão, uma ação há muito prevista. Numa carta publicada em um jornal de ST. LOUIS, WILSON declarou que foi lhe dito que a sua "permanência no emprego poderia colocar os moradores e os policiais de FERGUSON em risco, uma situação que ele não poderia permitir".
WILSON, que disse ter agido em defesa própria quando atirou em BROWN, apesar do jovem estar desarmado, afirmou que queria esperar até a decisão judicial antes de tomar a decisão de se demitir, de acordo com a carta.     

A guerrilha colombiana FARC libertou, hoje, um general do Exército e outros dois reféns capturados há 14 dias, uma decisão que abre caminho para retomar a negociação de paz suspensa pelo governo depois do sequestro do militar. RUBÉN DARÍO ALZATE era o oficial de mais alta patente capturado pelas Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA na história do antigo conflito armado que já deixou mais de 200 mil mortos.
O presidente da COLÔMBIA, JUAN MANUEL SANTOS, suspendeu o diálogo com os guerrilheiros para colocar fim a um conflito interno de 50 anos e condicionou a retomada das conversas à libertação do general,  de uma advogada civil e de um suboficial sequestrados no dia 16 de novembro em uma região de selva no Departamento de CHOCÓ.
"Liberados o GENERAL ALZATE, a advogada URREGO e o cabo RODRÍGUEZ em perfeito estado e aguardam condições climáticas para o retorno a suas famílias", disse SANTOS em sua conta no TWITTER.
Outros dois soldados foram libertados pelos rebeldes há seis dias. A soltura aconteceu exatamente duas semanas após o sequestro no casario LAS MERCEDES, uma remota área de selva do departamento de CHOCÓ, no noroeste do país.
"Está claro que esta decisão contribui para volta de um clima favorável para a continuação das negociações e mostra o amadurecimento desde processo", comentou SANTOS.
Em declaração publicada na internet, a equipe de negociações das FARC em HAVANA (CUBA) reiterou sua demanda por uma trégua. "É hora de um cessar-fogo bilateral, de um armistício, de forma que nenhum acontecimento belicoso em campo justifique a interrupção de um processo tão belo e histórico como o de um acordo de paz."

O PAPA FRANCISCO disse que militantes islâmicos estavam realizando um "pecado profundamente grave contra DEUS" na SÍRIA e no IRAQUE, pedindo, hoje, pelo diálogo inter-religioso e por ações contra a pobreza para ajudar a encerrar os conflitos. O PAPA falou no último dia de sua viagem à TURQUIA, que está abrigando quase dois milhões de refugiados da SÍRIA, com milhares de cristãos entre eles. Juntamente com o patriarca BARTOLOMEU 1, líder espiritual de 300 milhões de cristãos ortodoxos no mundo, FRANCISCO disse que as pessoas de todas as fés não podiam ficar indiferentes às vítimas da "desumana e brutal" guerra ao lado.   

2 015   :    -   SEGUNDA-FEIRA
Na semana passada, por ocasião da solenidade de entrega das condecorações do Núcleo CADETE RUYTEMBERG ROCHA, na ACADEMIA DE POLICIA MILITAR DO BARRO BRANCO, foi confirmado um voo panorâmico de helicóptero, por parte do RADIOPATRULHAMENTO AÉREO da PMESP, com o COMANDANTE da Unidade, CORONEL PM CARLOS EDUARDO FALCONI. Há tempos atrás, numa solenidade no 8º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, o FALCONI havia me prometido esse voo panorâmico sobre a área onde está situado o OBELISCO DO IBIRAPUERA. Na verdade é um sonho antigo de minha secretária MARINEI CHALUB e, hoje, contente com a possível realização desse sonho, ela vem me buscar por volta das 8:30 horas.
Encontramos o CORONEL PM FALCONI numa reunião com oficiais superiores. Somos atendidos pelo TENENTE-CORONEL PM BENI e, depois de explicações iniciais acerca do voo, vamos concretizar o sonho da MARINEI. Ela está visivelmente emocionada e tira dezenas de fotos do alto do helicóptero da região do IBIRAPUERA. É um voo de curta duração, cerca de 30 minutos. O tempo está chuvoso, mas tudo corre muito bem. Fica patente a necessidade cada vez mais importante para a PMESP, de termos inúmeros helicópteros patrulhando a extensa área do Estado.
Retornamos para GUARULHOS. Não trabalhamos no Monumento Mausoléu às segundas-feiras. Mantém contato conosco, via celular, o FERNANDO MORENO e o JOÃO CARLOS DIAS. Trata-se de eventos que iremos realizar esta semana.
MARINEI CHALUB tem agora outro sonho. Fazer uma operação da vista. Por incrível que possa acontecer, numa confraternização do Tribunal de Justiça Militar, ela teve contato direto com o médico que operou o Juiz SYLVIO. O marido da MARINEI, WANDER CHALUB (motorista do doutor SYLVIO), também está consciente de que essa operação é necessária e isso deverá ser realizado em breve.     
Em casa, numa tarde chuvosa, posso trabalhar ativamente em minha biblioteca. Teremos uma série de eventos nesta semana e o tempo será escasso para essa lida caseira e diária.

Dilma Rousseff parece estar de brincadeira com o povo do Brasil. Só isso explica. Afinal, em plena crise econômica, com empregos sendo cortados, impostos aumentando, poder de compra caindo, ela “se concede” um luxo desse tipo (detalhe: ela entrou pela porta dos fundos).
A visita à França é de fato indispensável, haja vista a realização da COP-21 (Conferência do Clima), mas como Chefe de Estado do Brasil ela poderia, por exemplo, ficar na Embaixada – que, vale lembrar, custa muito aos cofres públicos, mas afinal de contas ao menos já pagamos tal valor.
Mas, não. Nossa “rainha” escolhe o hotel Bristol de Paris, um dos mais chiques (e evidentemente caros) da França.
É vergonhoso, é desrespeitoso, é mesmo inadmissível. Enquanto o povo se sacrifica de todas as formas no Brasil em meio a uma das piores crises por que passamos (e toda ela por culpa EXCLUSIVA da Presidente e de seu partido), nossa soberana se hospeda num dos hotéis mais caros e suntuosos do mundo – mesmo podendo ficar na embaixada. Isso é escárnio puro. E há quem não entenda porque quase todos os brasileiros querem o impeachment - a despeito da inércia até meio sarcástica de parte da oposição oficial.

“A ação irresponsável de empresas provocou o maior desastre ambiental na história do Brasil na grande bacia hidrográfica do Rio Doce. Estamos reagindo ao desastre com medidas de redução de danos, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragédia”, disse, em discurso na abertura do evento nesta segunda-feira (30).
O episódio em Minas foi citado logo no começo do pronunciamento de Dilma, após ela prestar solidariedade aos franceses pelos recentes atentados terroristas no país.
A presidente também defendeu que a Conferência do Clima em Paris busque um acordo “legalmente vinculante”, ou seja, com força de lei que obrigue os países a cumprirem as metas estabelecidas.
Esse é o ponto mais sensível do encontro da ONU, sobretudo porque países estratégicos como os EUA resistem a um documento nesse sentido.
“Estamos em Paris para construir uma resposta conjunta que só será eficaz se for coletiva e justa. A melhor maneira de construir soluções comuns para problemas comuns é nossa união em torno de um acordo justo, universal e ambicioso, que limite nesse século a elevação da temperatura média global em 2ºC”, disse.
“Para isso, devemos construir um acordo que seja também e fundamentalmente legalmente vinculante. Nosso acordo não pode ser apenas uma simples soma das melhores intenções de todos. Ele definirá caminhos e compromissos que devemos percorrer”, frisou a presidente.
Todos os líderes presentes à abertura do encontro em Paris fazem um rápido discurso nesta segunda. O de Dilma durou cerca de oito minutos.
A presidente aproveitou ainda para destacar a meta do Brasil de reduzir 43% das emissões de carbono até 2030 e o plano de zerar o desmatamento ilegal na Amazônia. “O governo e a sociedade brasileira estão fazendo a sua parte”, declarou.
Ela defendeu também o suporte a países em desenvolvimento para que possam cumprir as metas estabelecidas para as próximas décadas.
“Cabe ao acordo de Paris propiciar as condições para que todos os países em desenvolvimento possam trilhar os caminhos da economia de baixo carbono, superando a extrema pobreza e reduzindo as desigualdades”, disse.
(Via agências)

O presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, rebateu hoje a acusação de que teria apresentado emenda a uma medida provisória para favorecer o banco BTG, do banqueiro ANDRÉ ESTEVES, que está preso pela OPERAÇÃO LAVA JATO. Ele afirmou que a emenda apresentada por ele vai no sentido contrário desse favorecimento. Insinuou, ainda, que o vazamento da anotação poderia ter relação com as declarações que deu na semana passada sobre os pedidos de impeachment contra a presidente DILMA ROUSSEFF. "Se não foi plantado isso, uma anotação manuscrita ou qualquer coisa do gênero, por uma pessoa que nem conheço, deveriam ter sido encarregados de perguntar a quem detinha esse papel a sua motivação e o seu conteúdo, o que não fizeram", disse.

A crise econômica bateu à porta da Justiça Eleitoral e vai obrigar o brasileiro a votar no tempo na hora de escolher o prefeito e os vereadores no ano que vem. Uma portaria assinada pelo presidente do STF, ministro RICARDO LEWANDOWSKI,  e pelos presidentes de todos tribunais superiores informou que, se for mantido, o corte de 1,74 bilhão no orçamento do Judiciário vai impedir que as eleições municipais de 2016 sejam realizadas em urnas eletrônicas.
"O contegencimento imposto à Justiça Eleitoral inviabiliza as eleições de 2016 por meio eletrônico", disse o texto. Sem urnas eletrônicas disponíveis, a solução será as velhas urnas de lona, com cédulas de papel. No BRASIL, as eleições passaram a ser 100% informatizadas a partir de 2000.
A verba cortada se refere ao Orçamento de 2015. Do total, 428,7 milhões foram retirados da Justiça Eleitoral. Em ano de eleições sempre há gastos extras com a compra de novas urnas eletrônicas, com a instalação de programas e com providências para garantir a inviolabilidade do sistema de votações.
"O impacto maior reflete no processo de aquisição de urnas eletrônicas, com licitação já em curso e imprescindível contratação até o fim do mês de dezembro, com o comprometimento de uma despesa estimada em 200 milhões de reais", disse o TSE, em nota.
A portaria foi publicada na edição de hoje do DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Na semana passada, o presidente do TSE, ministro DIAS TOFFOLI, procurou LEWANDOWSKI para expor a situação. Os ministros decidiram então publicar o alerta ao governo em uma portaria - medida pouco usual entre os poderes.

Além de LEWANDOWSKI e TOFFOLI, o texto leva assinatura da vice-presidente do STJ, LAURITA VAZ, do presidente do TST, BARROS LEVENHAGEN, do presidente do STM, WILLIAM DE OLIVEIRA BARROS, e do presidente do TJDFT (TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS), GETÚLIO DE MORAES OLIVEIRA.