quinta-feira, 10 de maio de 2018

LULA SOFRE GOLEADA

URGENTE: Lula sofre goleada

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa o G1.
O petista condenado pelo juiz Sérgio Moro e pelo TRF-4, está preso desde o mês passado.
O julgamento do pedido de Lula, em plenário virtual, começou no último dia 4, e os ministros da Turma tinham até as 23h59 desta quinta (10) para apresentar os votos.
O placar foi 5 x 0.
Votaram contra conceder liberdade a Lula os ministros Edson Fachin (relator), Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Via: PAPOTV

RELATÓRIO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2018



DIA 2 DE ABRIL DE 2018 – SEGUNDA-FEIRA.
Na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no MUSEU MILITAR, nesta tarde, vejo que GABRIEL e sua mãe estão atarefados nos acertos de associados. Recebo a visita do engenheiro JOSÉ REIS. Sem me consultar, ele traz pronta uma lista para entrega de medalhas da Sociedade, principalmente a PEDRO DE TOLEDO. Foge totalmente às diretrizes da Diretoria Executiva. Na lista já preparada pelo REIS está até o nome do futuro governador MÁRCIO FRANÇA.
Segundo me parece, ele já se comprometeu com as pessoas citadas na lista, onde ninguém é nosso associado. Explico ao REIS todos os pormenores do Plano de Ação da Sociedade e o encerramento do festival de medalhas de 2017.
O REIS tenta me convencer que essa solenidade está projetando a Sociedade. Não é bem assim. Experiências passadas, em muitas realizações de nossos eventos, a ideia era essa. No entanto, no fundo nada disso é favorável ao MMDC. As pessoas recebem nossas medalhas, não se filiam, como era prometido, e, dias após, simplesmente ignoram a Sociedade Veteranos de 32-MMMDC. São experiências amargas de anos passados. A conclusão é que aquelas pessoas que querem ser condecoradas com as medalhas da Sociedade precisam se associar. Somente assim a Instituição poderá crescer e evitar os dissabores de 2017, quando tivemos crises financeiras pesadas. E, nessas crises, dificilmente aparecem aquelas autoridades condecoradas para ajudar.
Experiência perniciosa foi com as sessões solenes da ALESP, de triste memória, onde muita gente foi condecorada pela “quadrilha” que ali se organizou, havendo até suspeitas de dinheiro mal utilizado, que a Sociedade não compartilhou em hipótese alguma. Com isso, não ganhamos nenhum associado e, pelo contrário, perdemos vários, que alegaram justamente o “FESTIVAL” de Medalhas que ali acontecia uma vez por mês. Começamos 2018 com um déficit de 23 mil reais. Não apareceu uma viva alma para ajudar. Muitos, pelo contrário, acharam de criticar o MMDC com floreios que levaram a nada. Até o deputado, “cabeça” das sessões solenes, teve a petulância de jogar a culpa pelo déficit na pessoa da MARINEI. Além de maldoso, não quis entender a verdadeira causa da situação calamitosa da Sociedade, que era a banalidade das condecorações. Alguns ex-associados usaram a palavra apropriada de “avacalhação” das honrarias.
Promete o REIS levar as propostas de admissão ao quadro associativo da Sociedade, única possibilidade de se tornar realidade o que ele está propondo. Comparece também o RODRIGO, atual Presidente do Conselho Fiscal. Há uma certa discordância entre o que o REIS me ofereceu e as conversas do RODRIGO. Este, sabe muito bem quais são as metas do MMDC em 2018.

6 DE ABRIL DE 2018 – SEXTA-FEIRA
No período da tarde, vou à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI solicitou autorização para acompanhar a tomografia que seu marido, CABO WANDER CHALUB, será submetido daqui a pouco. GABRIEL trabalha normalmente. ALFREDO DUARTE vem buscar os diplomas das medalhas MMDC (9) e MÉRITO DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA (2) que serão entregues a componentes da LIGA DA DEFESA NACIONAL, Seção do RIO GRANDE DO SUL, no próximo dia 12, na CASA MILITAR.
RICARDO PIRES DE CAMPOS visita a sede do MMDC e está se filiando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.Traz fotos e notícias de seus familiares, como é o caso de ROGÉRIO NÓBREGA, tio do RICARDO, que participou do Batalhão VOLUNTÁRIOS DE PIRATININGA, em 1932. Mostra documentos a respeito do médico da revolução de 32, ANTONIO CARLOS PACHECO E SILVA.
Saio da Sociedade depois das 16 horas. Tenho dificuldade para chegar em GUARULHOS. A VIA DUTRA e a MARGINAL TIETÊ estão congestionadas. 

12 DE ABRIL DE 2018      :      -     QUINTA-FEIRA.
Nesta manhã, tenho um compromisso na CASA MILITAR do Governo de SÃO PAULO e saio por volta das 7:30 horas. Combinara com a MARINEI que ela me levaria até o Palácio dos Bandeirantes e, no horário das 9 horas, ela vai me buscar na Estação TIRADENTES do Metrô.
Pegamos um trânsito pesado e isso faz com que cheguemos na CASA MILITAR depois das 10 horas. No trajeto, MARINEI conta que o CORONEL PM MARCELO JOSÉ RABELLO VIANNA entrou em contato com ela e disse que o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC deverá estar presente hoje à tarde ao TRANSAMÉRICA EXPO CENTER, no encerramento do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA (LAAD 2018) para ser homenageado. Nossa intenção era visitar hoje o ALFREDO PIRES, inclusive convidando-o, bem como dona NAIR, para almoçar conosco.
Mas não foi somente nós que ficamos atrapalhados no trânsito e o evento vai começar por volta das 10:30 horas.
O médico JOSÉ SICA, que trabalha no Palácio dos Bandeirantes, está nos esperando. Ele é o presidente do NÚCLEO MMDC-CUNHA “PAULO VIRGÍNIO”. Conversamos sobre a entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH, pela Associação Comercial, em 3 de julho, na Câmara Municipal, conforme notícia dada pelo Coordenador do Conselho Cívico e Cultural, na última reunião. Essa indicação ainda será submetida à apreciação do Presidente da Associação Comercial, na próxima segunda-feira, dia 16.
Na CASA MILITAR encontramos o TENENTE-CORONEL TADEU que responde pela Chefe CORONEL PM HELENA DOS SANTOS REIS, que está em missão fora da CASA MILITAR. Entre os presentes: CORONEL PM GALDINO (Diretor do Museu Militar), TENENTE-CORONEL PM LIMA, ALFREDO DUARTE,
MARCOS ANTONIO TRONCA faz uso da palavra, no início da entrega da MEDALHA PRO-PATRIA, explicando que a LIGA DA DEFESA NACIONAL é uma entidade cívico-cultural de mobilização popular fundada em 7 de setembro de 1916 por OLAVO BILAC, secundado por MIGUEL CALMON e PEDRO LESSA, como fruto de movimentos nacionalistas que se produziram no BRASIL com a eclosão da GUERRA MUNDIAL de 1914 e com a participação do BRASIL no conflito. Trabalhou para instituir o serviço militar obrigatório e a instrução pública primária, secundária e superior. É uma organização apartidária, imparcial, independente e transparente, que visa estimular o patriotismo, o respeito e o culto aos símbolos nacionais, além de incentivar o brasileiro a pensar e participar da vida política do país, tanto no campo cívico como no social, independente de credo político, religioso ou filosófico.
LIGA DA DEFESA NACIONAL
RIO GRANDE DO SUL – NÚCLEO DE CAXIAS DO SUL

MEDALHA PRO PÁTRIA
O presente Diploma atesta que a Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul – Núcleo de Caxias do Sul, através de proposta de sua Diretoria, na data de 12 de abril de 2018 concede para
CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
A “Medalha PRO PATRIA”, tendo esta sido criada no Ano do Centenário da LDN para marcar esta efeméride e como preito de reconhecimento aos serviços em prol da Nação.
CAXIAS DO SUL, Rio Grande do Sul – Brasil
JORGE E. RIBAS S. DE LIMA
Secret.-Ger – LDN/CAXIAS DO SUL
]
MARCOS ANTONIO TRONCA
Presidente – LDN/CAXIAS DO SUL
HAMILTON TADEU e sua senhora estão presentes e documentam esse evento através de muitas fotografias. Após a entrega da Medalha PRO PÁTRIA, vamos condecorar a equipe que veio do RIO GRANDE DO SUL com a MEDALHA MMDC e DO MÉRITO DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA.
Estamos convidados para um coquetel nesta tarde, mas o compromisso no TRANSAMÉRICA EXPO CENTER, marcado para 14 horas, faz com que deixemos o Palácio dos Bandeirantes por volta do meio-dia.
No local onde está acontecendo a LAAD 2018, cuja abertura foi no dia 10 de abril, o Comando de Policiamento de Trânsito está realizando o SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA. O atual Cmt do CPTran é o CORONEL PM MARCELO JOSÉ RABELLO VIANNA. No encerramento, estão presentes os CORONÉIS PM WÁGNER BERTOLINI JÚNIOR (Comandante do Corpo de Bombeiros); MAURO LOPES DOS SANTOS (CCB), LUÍS HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS (Comandante do Policiamento Rodoviário), MARCELINO FERNANDES DA SILVA (Corregedor PM), que serão homenageados com a MOEDA DESAFIO COMEMORATIVA DO 38º ANIVERSÁRIO DO COMANDO DE POLICIAMENTO DE TRÂNSITO, que se comemora em 27 de abril de 2018. Juntamente com esses coronéis, vou receber o DIPLOMA DA MOEDA Nº 475.
Vamos assistir a palestra de KYLE J. CLARK (ESTADOS UNIDOS) sobre DETECÇÃO DE DROGAS. KYLE J. CLARK serviu no Departamento de Polícia da Cidade de NAPLES se setembro de 1987 até sua aposentadoria em setembro de 2007, quando assumiu o papel de coordenador do Programa de Avaliação e Classificação de Drogas (DECP) do Estado da FLÓRIDA, no Instituto de Tecnologia e Gestão da Polícia (IPTM), localizado na Universidade do Norte da FLÓRIDA. Ele atuou como coordenador do DECP da FLÓRIDA até ser promovido a diretor-assistente em 2016. O senhor CLARK é instrutor em testes padronizados de sobriedade de campo desde 1992, e é especialista em reconhecimento de drogas (DRE) desde 1999. Em junho de 2017, o senhor CLARK assumiu o cargo de Gerente de Projeto na IACP trabalhando com o DEC nacionalmente. Ele é ex-presidente da Seção DRE da IACP, atuou no Painel de Assessoria Técnica do Comitê de Segurança de Rodovias da IACP, ex-presidente do subcomitê de currículo e é o atual presidente da Coalizão de Dirigentes com Deficiência do Estado da FLÓRIDA.
Também está conosco o CORONEL LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, atual Diretor do CET. Ele vai falar sobre a criação do HINO DO CPTran de sua autoria, em parceria com o falecido CORONEL PM REZENDE.
A palestra que assistimos foi de alto nível e o encerramento do Seminário Internacional de Segurança Viária foi realizado de uma maneira digna de elogios. Deixamos o TRANSAMÉRICA EXPO CENTER depois das 16 horas. Estamos na região SUL de SÃO PAULO. MARINEI percorre todo o caminho até a região NORTE nesta data. Merece os melhores elogios pela sua dedicação ao MMDC.  

Espaço Obelisco para dia 29 de Maio
Bom dia !
Cel Ventura ,
conforme conversa estou formalizando e solicitando se possível ao Sr. o espaço do Obelisco para o dia 29 de MAIO DE 2018 . Dia dos Peacekeeping ONU.
Espaço esse para solenidade da entrega da outorga ¨Medalha Esplendor dos Heróis da Paz¨
Medalha essa que será outorgada pela CNO - (Conselho Nacional de Outorgas) e pela AUNIPI - (American Association of UN Peacekeeping Forces International) que ainda não está registrada com CNPJ aqui no Brasil. 
Serão 29 homenageados e 160 convidados aproximadamente .
Horário 19:00 hs.
Gostaria de solicitar tb se possível a presença do Pavilhão Nacional ou Porta bandeira.
Histórico Medalha Esplendor da Paz
foto da medalha em anexo.
“CULTUANDO A HISTÓRIA MILITAR DA PÁTRIA”
Ilustríssimo Senhor
“MEDALHA ESPLENDOR DOS HERÓIS DA PAZ”
No uso de suas atribuições, se faz conceder a presente distinção por elevar o histórico da 1ª Força de Paz do Mundo. 
 Esta força foi representada pelos valorosos soldados da Paraíba que com absoluta dedicação e esforço integraram o Contingente da Paraíba do Batalhão Suez.
Ação como esta, dignifica, enobrece e acima de tudo eterniza uma das mais belas páginas da História Militar da Pátria, conhecida como a Mais Longa Missão do Exército Brasileiro no Exterior, em operações de fronteiras internacionais.
Lembrar os feitos desses soldados é ligar um passado cheio de sacrifícios a um presente repleto de adversidades. Esses feitos foram representados pelos “Soldados da ONU” sempre empenhados na causa da Paz Mundial.
A presente medalha foi criada com fim de concessão a civis e militares da Ativa e da Reserva das Forças Armadas e Forças Auxiliares que participaram de missões da ONU, aos militares das nações amigas, aos serviços de Policias Militares brasileiras e estrangeiras, aos Serviços de Busca e Salvamento e a todos os civis e militares que em qualquer tempo, de alguma forma enalteceram o histórico dos bravos Soldados Boinas Azuis da Paraíba.
Com base na Portaria 002 de 18 de setembro de 2006 da CNO - , Código A-67 e Publicada na Fl 4 do Adt DCEM 7A ao Boletim DGP Nr 44 de 1/11/06.
Fico grato pela ajuda que pode me proporcionar , abraços ! Aguardo vosso retorno
Atenciosamente,
Angelo
Madeira Neto.

14 DE ABRIL DE 2018 - SÁBADO
Por volta das 18 horas, WANDER e MARINEI vêm me buscar para irmos ao CLUBE DOS SUBTENENTES E SARGENTOS em OSASCO. A temperatura está agradável para se fazer essa viagem, que é mais um passeio.
Chegamos cedo no CSS. Lugar aprazível, onde os familiares dos militares podem se reunir para esse encontro informal. O SARGENTO REINALDO DOS SANTOS JÚNIOR é um dos organizadores do evento e também o orador. Conhecemos sua família, bem como muitos dos integrantes da turma.
Somente às 21:30 horas tem início as apresentações dos que estão participando da festa. Sou anunciado como sendo o paraninfo da turma de soldados que entrou para o efetivo do 39º BATALHÃO DE INFANTARIA EM 1988 (estão completando hoje trinta anos) e faço o meu discurso. Como tinha previsto, a turma canta a CANÇÃO DA INFANTARIA, de maneira emocionante. Há lágrimas nos olhos de alguns dos integrantes da turma. Vamos nos encontrar com o TENENTE-CORONEL VITIELO, filho do saudoso LUÍS HERMÍNIO VITIELO, que pertenceu à turma que saiu Aspirante a Oficial em 1964, no antigo CFA (hoje APMBB). Ele é um dos homenageados desta noite.
Nessa confraternização maravilhosa, ficamos até mais de 22 horas. WANDER e MARINEI vão me reconduzir até meu lar, encerrando um dos momentos felizes da nossa vida.

16 DE ABRIL DE 2018 – SEGUNDA-FEIRA
Depois da saída da comitiva de CAMPINAS, passa pela Sociedade o RODRIGO GUTENBERG. Conversamos sobre um evento em MOGI DAS CRUZES, que será praticamente o lançamento do Núcleo MMDC- ALTO TIETÊ “PINHEIRO FRANCO”. O RODRIGO fala, pelo celular, com o SÉRGIO MOREIRA, Presidente desse núcleo. Amanhã, deverá trazer os diplomas das medalhas que irão ser entregues na solenidade marcada para 25 de abril.
Retornando para GUARULHOS, MARINEI demonstra contrariedade pelos caminhos que a Sociedade está trilhando neste ano. Segundo ela, teremos inúmeras dificuldades financeiras pela frente. A campanha dos mil associados está muito fraca. Os núcleos não estão correspondendo ao que esperávamos deles. As medalhas deveriam ser entregues somente para associados e não é isso que está acontecendo. Desse jeito, iremos enfrentar os mesmos problemas do ano passado.
Caso isso aconteça, não vejo outra saída a não ser encerrar as atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Deveremos encontrar uma solução para  evitar essa situação extrema.
Recebo um comunicado do JEFFERSON BIAJONE, presidente do Núcleo de Correspondência de ITAPETININGA. Pretende ele coordenar uma solenidade comemorativa do DIA DO BOMBEIRO DE ITAPETININGA em 4 de julho. Quer ele a participação do NÚCLEO MMDC-ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS no sentido de ser entregue, nessa solenidade, a MEDALHA AUDAZES BOMBEIROS, LUZ DA PÁTRIA”.

18 DE ABRIL DE 2018   :      -    QUARTA-FEIRA
Nesta manhã recebo um comunicado do TENENTE ANDRÉ MANOEL DA SILVA, pertencente ao Núcleo VOLUNTÁRIOS DE PIRACICABA:
Proposta da Realização de Evento Alusivo ao 23 de Maio em Botucatu
Boa noite Comandante !
Em conversa com a Academia Botucatuense de Letras, Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, e outras lideranças de Botucatu, cidade onde está localizado o Pelotão de Polícia Ambiental que atualmente comando (2º Pel da 3ª Cia do 1º BPAmb), constatei a valorosa história da região, ligada a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Revolução Paulista de 1924. E para a minha surpresa descobri que o mártir MARTINS é da cidade vizinha de São Manuel. 
Também fiquei sabendo que no passado existiu um Núcleo aqui em Botucatu, o qual encerrou suas atividades acerca de 10 anos, que inclusive, teria produzido material bibliográfico sobre o assunto. A região é marcada por histórias, sofrendo diretamente com o esforço de guerra e com as baixas dos voluntários locais. Um dos entusiastas é neto de um maquinista que levava os voluntários de Botucatu e São Manuel para o front na região de Itapetinga e Buri.
Senti grande entusiasmo por parte das pessoas que conheci, Empresários do Setor de Educação, Professores, Policiais Militares, assim surgiu a ideia de resgatar esse Núcleo e a história local que está se perdendo. Nas discussões foi sugerido a possibilidade da realização de uma Solenidade no município. Levei a proposta ao Edson Ventura, que nos copia, e ele assinalou de forma positiva para colocarmos para análise da Sociedade.
A data sugerida para o evento seria o dia 23 de Maio, dia da Juventude Constitucionalista, pois o objetivo é engajar jovens e recuperar os valores cívicos do nosso Estado e Município. A proposta do evento é que ele seja antecedido por palestras minhas junto as Escolas locais, ainda no mês de maio. Na solenidade como de costume outorgaríamos a Medalha MMDC a familiares de veteranos não agraciados com a honraria, entidades, historiadores, autoridades políticas e militares, além de representantes do Poder Judiciário e Ministério Público, além de Oficiais e Praças da Policia Ambiental e Polícia Militar da região de Botucatu.
Os custos das honrarias seriam arcados por empresários colaboradores do município, e o registro e confecção dos Certificados, como de costume, ficariam por nossa conta, seguindo as orientações da Marinei. Por sua vez, o evento seria uma parceria do Núcleo Voluntários de Piracicaba com a Academia Botucatuense de Letras e Câmara de Vereadores de Botucatu. 
Lembrando que o objetivo do evento é de lançar a pedra fundamental, para um futuro Núcleo de Correspondência, ou talvez, pelo entusiasmo, talvez até um Núcleo de Base, haja vista que a Academia Botucatuense de Letras, que funciona, também, como um Instituto Histórico e Geográfico da Cidade, é a herdeira natural da missão de zelar pela história local.    
Assim, encaminho o pedido ao senhor para análise e deliberação.
Att
1º Ten PM André Manoel da Silva
Núcleo Voluntários de Piracicaba
CARÍSSIMO ANDRÉ
A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC está aceitando solenidades para entrega de medalhas para nossos associados, dentre os preceitos da nossa campanha dos MIL ASSOCIADOS.
É prioridade zero para o MMDC a angariação de novos associados, para evitar o que aconteceu no ano passado, onde houve debandada de membros do quadro associativo por causa do procedimento na ALESP do festival de medalhas.
A reativação do Núcleo de BOTUCATU é muito importante, face a participação de voluntários de 32 nessa região.
A solenidade em 23 de maio É POSSÍVEL desde que a maioria dos agraciados se filiem ao MMDC. 
Solicito seu empenho no fortalecimento da Sociedade, razão única do nosso trabalho como presidente.
Aguardo sua resposta.
Nesta tarde, MARINEI tem ótimo desempenho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ela coloca na internet um informativo da Sociedade contendo uma lista dos aniversariantes do mês de abril, outra dos novos associados e avisos do MMDC que interessam a todos. Esse informativo tem ótima repercussão. O GABRIEL também dá a sugestão de entrar em contato com um soldado no youtube, que tem ampla leitura. Ajuda nisso e talvez possamos trazer esse PM para uma parceria com a Sociedade.
Visita-nos o senhor RICARDO PIRES DE CAMPOS. Traz algumas peças para o MMDC. Conversa sobre vários assuntos e, quando damos conta, já são 16 horas. No caminho, MARINEI fala de seus planos para ajudar a Sociedade. Tem ideias de parcerias, o que seria muito bom. Vamos trabalhar nesse sentido. MARINEI dá novo alento à Sociedade.

20 DE ABRIL DE 2018 – SEXTA-FEIRA
Não dá para comparecer na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Mantenho contato com a MARINEI pelo celular apenas. Diz ela que tudo está tranquilo na Associação. Apenas encaminhou os quatro nomes para serem homenageados no dia 17 de maio na APMBB com a Medalha CADETE RUYTEMBERG ROCHA: ROMAGNOLI, LUIZ FERNANDO, CORONEL PM GALDINO e CORONEL PM TELMO (Comandante do CPA/M-1).

23 DE ABRIL DE 2018 – SEGUNDA-FEIRA
Deixando a Associação Comercial, vou me encontrar com a MARINEI no Corpo de Bombeiros. Vamos para a Câmara Municipal de SÃO PAULO
Sob a direção do vereador GILSON BARRETO, os escoteiros se reúnem para comemorar o DIA DO ESCOTEIRO com a entrega do PRÊMIO MÁRIO COVAS. Entre as pessoas que recebem essa distinção está a TELMA, viúva do saudoso WILLIAM MASCARENHAS, que também foi escoteiro. Como ele pertenceu durante anos à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde vestiu, na acepção da palavra, a farda do voluntário de 1932, é gratificante ver a TELMA ser homenageada nesta oportunidade. No uso da palavra, vou tecer elogios à pessoa do nosso querido WILLIAM MASCARENHAS. Essa sessão solene da Câmara Municipal é comovente. O poeta REINALDO BRESSANE recita um poema de sua autoria sobre o evento. Hoje se comemora o DIA DE SÃO JORGE, patrono dos escoteiros.
Depois de conversarmos com vários escoteiros, inclusive lembrando a figura do ÁLVARO TAVARES, que foi presidente da União dos Escoteiros do Brasil e associado da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Lembramos daquela reunião de escoteiros no BAIRRO DOS PIMENTAS no ADAMASTOR.
MARINEI leva a TELMA até a PRAÇA DA SÉ, onde ela vai embarcar no METRÔ e me conduz até GUARULHOS. Os assuntos da Sociedade são muitos e podemos discutir vários deles durante o transcurso da viagem.          


24 DE ABRIL DE 2018    :      -        TERÇA-FEIRA
Levanto cedo com muitas ideias na cabeça acerca da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Uma delas seria ir até o CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL a fim de conversar com o CORONEL PM FÁBIO LUÍS PELEGRINI, Chefe do CCOMSOC da PMESP. Ele me atende e diz que todos os coronéis estão reunidos por causa de troca do COMANDO GERAL que está para acontecer por esses dias. Deixa o Comando Geral o CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO e assumirá o CORONEL PM MARCELO VIEIRA SALLES. O Diário Oficial ainda num publicou esses atos de exoneração e nomeação do Cmt Geral. Mas já estão acontecendo articulações em torno desse fato. PELEGRINI marca para falar comigo amanhã, dia 25, às 15 horas. Iremos tratar do assunto 23 de maio, onde precisamos de dinheiro para a compra das medalhas.
Precisamos acertar muita coisa com respeito aos Núcleos do MMDC. Alguns não responderam ao recadastramento e fica muito difícil trabalhar com esses núcleos faltosos.
Outro assunto que estamos tratando nesta semana é a realização da reunião do CONSELHO DELIBERATIVO, onde o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES decidiu realizar no dia 26 de abril, justamente no GRANDE ORIENTE para facilitar o desenrolar da reunião que deverá aprovar o balancete do ano de 2017. MARINEI me comunica que ele marcou para às 18 horas a reunião. Determino que se reúna o CONSELHO SUPERIOR às 19 horas, no mesmo local. MARINEI fará as convocações do RODRIGO, Presidente do Conselho Fiscal, do doutor UMBERTO D´URSO, DIRETOR JURÍDICO e também do advogado ROMAGNOLI, atualmente Vice-Presidente da Diretoria Executiva.
Tenho uma manhã muito ativa. Somente saio de casa por volta das 13:30 horas.
Encontro a secretária e o GABRIEL tratando dos Ofícios de Outorga da MEDALHA MMDC para as duas solenidades marcadas para 23 de maio. Isso é trabalhoso, mas MARINEI não quer deixar para última hora.
ÉDSON GALVÃO conversa, pelo whats app, a respeito de um núcleo que está sendo estudado para a cidade de GUARATINGUETÁ. Já está marcada para o dia 7 de maio esse acontecimento.
OS GUARDIÕES DE 32, de BAURU, querem que eu participe do grupo deles no celular. O trabalho que executam naquela cidade é espetacular.
Preciso conversar com vários presidentes de núcleos, mas sou interrompido pela chegada do nosso associado RICARDO PIRES DE CAMPOS. Ele vai permanecer na Sociedade até o horário das 16 horas. Hoje é dia de rodízio do carro da MARINEI e ela precisa chegar em sua casa antes das 17 horas. Deixa-me na ARMÊNIA. Regresso a GUARULHOS viajando no COCAIA.
Mantenho contato com alguns associados, via celular, como é o caso do GUSTAVO que fez um trabalho bom para a Sociedade e está sendo indicado para receber a MEDALHA MMDC no dia 23 de maio. 

25 DE ABRIL DE 2018     :     -     QUARTA-FEIRA
Teremos nesta manhã a solenidade do NÚCLEO MMDC- ALTO DO TIETÊ FERNANDO PINHEIRO FRANCO. O presidente desse núcleo, SÉRGIO MIRANDA, vem me buscar por volta das 7:45 horas, acompanhado do cinegrafista ALEXANDRE DE OLIVEIRA. Durante o trajeto para MOGI DAS CRUZES, o SÉRGIO conversa sobre seus planos à testa do mais novo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
A solenidade será realizada no auditório do CEMFORPE (CENTRO EMPRESARIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA “PROFESSOR BÓRIS GRINBERG) – Rua ANTENOR LEITE DA CUNHA, 55 – NOVA MOGILAR. Essa região de MOGI DAS CRUZES é uma verdadeira cidade. A Universidade fica perto do CEMFORPE, com inúmeros prédios construídos num lugar, que quando morei nessa cidade era um intenso matagal.
Para mim, essa ida a MOGI DAS CRUZES faz me recordar dos tempos em que estudei no COLÉGIO WASHINGTON LUIZ. Antes, no GINÁSIO WASHINGTON LUIZ, em 1950, iniciei meus estudos, sendo transferido para o GINÁSIO recém criado em POÁ. Depois, em 1955, ali fiz o CIENTÍFICO, a ESCOLA NORMAL e também o TIRO DE GUERRA. Morei, nessa época, em MOGI DAS CRUZES, primeiramente numa pensão e depois numa casa alugada pelos meus pais, que deixaram POÁ para que eu pudesse continuar os meus estudos.
RODRIGO GUTENBERG deveria ter vindo junto com o SÉRGIO MIRANDA, mas perdeu a hora e veio de trem. HERNNANNY GUTIERREZ vem acompanhado de sua família, sendo que duas medalhas COMBATENTES DE 32 são do Núcleo de ATIBAIA e serão entregues nesta manhã para o CORONEL PM JOSÉ EDUARDO STANELIS DE AQUINO, Comandante do Policiamento Metropolitano, e TENENTE-CORONEL PM ARI KUNIHIRO KANIYAMA.
MAJOR PM NATANAEL e SARGENTO PM ROSALIM comparecem nesse evento, prestigiando o SÉRGIO MIRANDA. Falam comigo sobre o NÚCLEO MMDC-LESTE e querem entregar medalhas no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR, em maio. Esse núcleo está irregular, não seguindo as normas estabelecidas pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. NATANAEL está inovando, apresentando-se com um barba grisalha. ROSALIM fala sobre a ida das crianças do BATALHÃO INFANTO JUVENIL ALDO CHIORATTO ao Regimento de Polícia Montada “9 DE JULHO”, no próximo domingo. Essas mesmas crianças irão desfilar no 9 DE JULHO, a exemplo do ano passado.
O Comandante do Policiamento Metropolitano, CORONEL PM JOSÉ EDUARDO STANELIS DE AQUINO, comparece nesta solenidade. O Comandante do CPA/M-12, CORONEL PM RONALDO GONÇALVES FARO, sediado em MOGI DAS CRUZES, não irá comparecer, pois se encontra em outra missão, no Quartel do Comando Geral.
O auditório do CEMFORPE é espaçoso. Ali cabem mais de 800 pessoas. Local muito bom para a realização dessa solenidade. Foi inaugurado em 25 de fevereiro de 2008.
SÉRGIO MIRANDA vai ser o orador. É constituída a Mesa de Trabalhos. Aberta a solenidade, vamos cantar o HINO NACIONAL. No meu discurso, tomado de saudosismo, vou lembrar dos meus tempos que morei em MOGI DAS CRUZES, entremeado de pontos relacionados com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, seus núcleos, e a Revolução Constitucionalista de 32. Outras autoridades fazem uso da palavra. Feita essa parte, passa-se a entrega das medalhas MMDC, DRÁUSIO e COMBATENTES DE 32.
MEDALHA DRAÚSIO:
TENENTE-CORONEL PM ANDERSON CALDEIRA LIMA
TENENTE-CORONEL PM WÁGNER TADEU MATIOTA
CAPITÃO PM TUROLLA ALVES CARDOSO
MEDALHA MMDC
MAJOR PM LUÍS CLAUDIO FIGUEIREDO BARNABÉ
MAJOR PM WELLINGTON LEITE PROTÁSIO
CAPITÃO PM ALEX CESÁRIO DO AMARAL
CAPITÃO PM JOEL CHEN
1º TENENTE PM GEISON MOURA SILVA
1º TENENTE PM SÉRGIO NATAL CÂNDIDO JÚNIOR
GCM MARCOS ANTÔNIO PINTO DE MORAES
SENHOR LUÍS KENJI YAMASAKI
SENHOR VALTERLI MARTINEZ
1º SARGENTO PM ALBERTO THEODORO DA CUNHA FILHO
1º SARGENTO PM HAMILTON DONIZETE NAVES
1º SARGENTO PM HEVERTON ARAÚJO DE SOUZA
2º SARGENTO PM EDUARDO LUCENA COELHO
2º SARGENTO PM ALEXANDRE PIRES DE OLIVEIRA
CABO PM RONALDO ALCÂNTARA
CABO PM ALEXSANDER DA SILVA DE JESUS
CABO PM DIEGO CARDOSO MATOS
CABO PM LUCIANO RAMALHO DE CAMPOS
SOLDADO PM FELYPE GUSTAVO GOMES CARDOSO
SOLDADO PM PATRÍCIO GOMES VITAL NETTO
SOLDADO PM JEFFERSON MIGUEL POSIDÔNIO
SOLDADO PM RODRIGO DE PAULA RIBEIRO
SOLDADO PM SERGIO HENRIQUE RODRIGUES DE ARRUDA 
Terminado o evento, depois do meio-dia, a saída do local onde transcorreu a solenidade é complicada. Muita gente quer conversar conosco, inclusive tirando muitas fotos.
Um velho sargento que conheceu o antigo CAPITÃO FERNÃO GUEDES, Comandante da 1ª Companhia Independente de MOGI DAS CRUZES, acompanhado de sua senhora, vai “matar as saudades” de um tempo que somente nós, os mais idosos, vivemos. Lembramos do CAPITAÕ CHEAD ABDALLA, também comandante dessa Companhia Independente (hoje 17º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR METROPOLITANO). Também lembramos do antigo CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO, CAPITÃO LUIZ DE CASTRO e muitos outros. Esse sargento pertenceu ao Corpo Musical da 1ª Companhia Independente. Idealizou o logotipo do 17º BPMM, quando de sua criação. Como tenho de ir ao CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL à tarde, não posso conversar com mais vagar com o sargento.
SÉRGIO MOREIRA vai me levar até o MUSEU MILITAR. Nesse retorno de MOGI DAS CRUZES, estamos acompanhados do Professor RODRIGO GUTENBERG, do presidente do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES” HERNNANNY GUTIERREZ e do fotógrafo que filmou toda a solenidade. SÉRGIO MIRANDA fará um vídeo desse primeiro evento do 67º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Converso com o Diretor do MUSEU MILITAR, CORONEL PM GALDINO. Na sala da Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro MARINEI e GABRIEL trabalhando da confecção dos Ofícios de Outorga da Medalha MMDC para os escolhidos do dia 23 de maio, quando irão receber a MEDALHA MMDC.
Tenho um horário marcado como o Chefe do Centro de Comunicação Social da PMESP, CORONEL PM FÁBIO LUÍS PELEGRINI, às 15 horas. Converso com ele sobre o 23 de maio. Entrego os Oficios de Outorga da MEDALHA MMDC aos CORONÉIS:
Cel PM Fernando Alencar Medeiros
Cel PM Lourival da Silva Jr.                      
Cel PM Nelson Guilharducci
Cel PM Marcelo Vieira Salles
Cel PM Rogério da Silva Pedro
Cel PM Walter Nyakas Junior
Pondero que a medalha seja entregue para o futuro COMANDANTE GERAL, CORONEL PM MARCELO VIEIRA SALLES e SUBCOMANDANTE GERAL, CORONEL PM FERNANDO ALENCAR MEDEIROS antes do 23 de maio, possibilitando a eles a entrega da honraria às autoridades na data do DIA DA JUVENTUDE. PELEGRINI estudará essa situação com o Chefe de Gabinete do Comandante Geral, CORONEL PM NELSON GUILHARDUCCI.
Às 16 horas, retorno ao MUSEU MILITAR. Logo em seguida, MARINEI vai me levar para casa. Conversamos longamente sobre os dias futuros da Sociedade, onde teremos desdobramentos de muita coisa acertada nesta manhã na solenidade de apresentação do mais novo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – NÚCLEO MMDC- ALTO TIETÊ FERNANDO PINHEIRO MACHADO.

26 DE ABRIL DE 2018 – QUINTA-FEIRA
O SEBASTIAN, filho da RITA REGINA neto de TIA IRENE, residente em POÁ, mostra, pelo celular, a capa do jornal MOGI NEWS, onde traz a notícia da criação do NÚCLEO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – NÚCLEO MMDC-ALTO TIETÊ FERNANDO PINHEIRO FRANCO.
Por volta das 123:30 horas, estou saindo de GUARULHOS, numa van, com destino à sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI e GABRIEL estão trabalhando nos eventos futuros. Atendemos o senhor RICARDO PIRES DE CAMPOS, que está interessado em “achar” o ALEXANDRE RUDGE CASTILHO, filho da falecida DIRCE RUDGE CASTILHO, que foi casada com o médico ANTONIO CARLOS PACHECO E SILVA. O RICARDO tem vários parentes do médico da revolução constitucionalista. Infelizmente, o ALEXANDRE RUDGE CASTILHO está afastado há vários meses, talvez anos, da Sociedade.  DONA DIRCE foi Comandante do Exército Constitucionalista e faleceu justamente num 9 de Julho (2013).
Após a partida do RICARDO, já por volta das 16 horas, chegam os CAPITÃES PM ROCHA SOUSA e RUIZ. Vêm ao MMDC nesta tarde para colocar em “ordem” o NÚCLEO MMDC-JUNDIAÍ TREM BLINDADO, a mando do TENENTE-CORONEL PM HENRIQUE NETO, Comandante do 11º BPMI. Esse núcleo estava irregular e não poderia realizar uma solenidade que estão programando para o dia 18 de maio. Ficam conosco até tarde. O CAPITÃO PM ROCHA SOUSA ensina ao GABRIEL uma maneira de controlar os associados pela internet.
Também vem se associar um soldado que tem interesse em divulgar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em sua cidade (TUPÃ) – PM MARCEL FERNANDO GARCIA. Uma senhora também comparece para tratar de imortalização de um seu parente no 9 de Julho.
Fora isso, vemos no INSTAGRAM um trabalho maravilhoso realizado por um soldado que tem milhares de fãs em sua página. Mais de 800 pessoas curtiu dezenas de fotos que ele colocou no ar entre a data de ontem e hoje. GABRIEL está eufórico porque foi ele que atraiu esse soldado para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, Presidente do Conselho Deliberativo, faz a reunião neste final de tarde, no GRANDE ORIENTE, cuja sede provisória está situada na PRAÇA JOÃO MENDES. Ele convidou os presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para participação na reunião. Participam da reunião, além do Presidente da Diretoria Executiva, do Presidente do Conselho Fiscal, os seguintes maçons que o MENDES declara empossados como conselheiros do DELIBERATIVO:
JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ
RICARDO DE MEO FERNANDES
ANDRÉ BUSSAD PSILLAKIS
PEDRO AUGUSTO AUACHE PEREIRA
CLÁUDIO ROBERTO DA SILVA.
Todos os presentes se pronunciam nesta oportunidade. O MENDES nomeia como vice-presidente o nosso querido “CHICO LUZ”, que desde 1972 pertence à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Secretário nomeado é o RICARDO DE MÉO.
Encerrada a reunião do CONSELHO DELIBERATIVO, começa a reunião do CONSELHO SUPERIOR. As contas de 2017 estão aprovadas por unanimidade.
MENDES ainda vai para uma sessão de uma loja maçônica na BARRA FUNDA. Embarco no Metrô, na SÉ, com o RODRIGO GUTENBERG. Descemos na ARMÊNIA. Retornamos para nossas casas.  
Nesta noite, vejo as imagens das reuniões no GRANDE ORIENTE, outras que o RODRIGO me manda, além de mensagens recebidas pelo celular, alentadoras e significativas de que a Sociedade está no caminho certo.

27 DE ABRIL DE 2018 – SEXTA-FEIRA
Na tarde, por volta das 14:30 horas, chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, cuja sede está instalada no MUSEU MILITAR DA PMESP. Encontro MARINEI contente por ver concretizado o seu trabalho a respeito das novas carteirinhas da Sociedade. Ficaram muito boas. Foi um problema enorme essa concretização de todo o esforço da MARINEI. Várias pessoas se prontificaram a ajudá-la, mas foram transcorrendo os meses e nada de postivo aconteceu.
Também outra vitória da MARINEI é a parceria com a DROGARIA SÃO PAULO, onde os nossos associados terão descontos nas compras de remédios. Assino essa parceria nesta tarde.
MARINEI confecciona a ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO SUPERIOR, que aconteceu ontem. Pela internet, recebo imagens das reuniões que aconteceram ontem na Maçonaria. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES recompôs uma parte importante do CONSELHO DELIBERATIVO ao nomear cinco novos conselheiros. O Estatuto determina que o CD tenha nove conselheiros.
Pelo celular, recebo muitas mensagens dos GUARDIÕES DE 32 e um dos participantes quer revitalizar o NÚCLEO DE ITAPEVA.
GABRIEL ajuda muito na divulgação da Sociedade pelo INSTAGRAM, ao manter contato com um soldado que gosta de história.
A 1ª SARGENTO PM ROSALIN conseguiu uma proeza. A reunião de 56 crianças que deverão visitar o REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “9 DE JULHO” no próximo domingo, dia 29.
Retornando a GUARULHOS, no automóvel da MARINEI, que gentilmente transporta o presidente para seu lar, noto que minha secretária está feliz por poder ajudar a Sociedade. Dias anteriores ela mostrava muita preocupação, mas essa sua incerteza pelos destinos do MMDC parece estar afastada.

29 DE ABRIL DE 2018 - DOMINGO
Chego no Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” por volta das 9 horas. A maioria das crianças, acompanhadas de seus pais, já chegaram. A 1º SARGENTO PM ROSALIN é que organizou essa visita do EXÉRCITO INFANTO JUVENIL ALDO CHIORATTO à Unidade Centenária da PMESP. Há muita animação nesse encontro.
MAJOR PM NATANAEL, presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE, coloca as crianças em forma e faz a apresentação militar ao presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
O SARGENTO PM ALCAMIN vai ser o cicerone da apresentação das crianças às dependências do quartel. Na parte mais importante, todas elas vão montar a cavalo e dar uma volta no picadeiro.
Depois de tantos anos (em 1963, quando cursei o 3º CFO, último ano dos cinco que fiz na Escola de Oficiais, participei das aulas de Cavalaria) vou montar a cavalo nesta manhã extraordinária. Permaneço no Regimento até quase meio-dia. Despeço-me de todos quando vão participar de um lanche.
ANTONIO CARLOS ARISTIDES tirou uma centena de fotos dessa visita. Assim ele se expressa no FACEBOOK.
Parte I da visita organizada pelo Núcleo Mmdc Leste Natanael Soares Dos Santos, Zalin Gui, Dóris Dantas integrantes atuantes da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, Cel Mario Ventura, extraordinária organização do Núcleo e uma manhã de domingo fantástica com direito a confraternização ao final, meus pessoais agradecimentos a equipe do Regimento que nos conduziu 3 Sgto PM Alcamin, Cabo Pm Sheila ( Psicologa) Soldado PM Yogui. Parabéns ao pais, mães avó presentes e claro a garotada que fez sue show de civismo a parte. tivemos a oportunidade de ver os preparativos dos cavalos para a saída da tropa para apoio no jogo de hoje no Morumbi.