domingo, 24 de agosto de 2014

22 DE AGOSTO DE 2014 - SEXTA-FEIRA

DIA   V I N T E   E   DOIS    DE    A G O S T O    DE    2014    –     SEXTA-FEIRA.
77 anos, sete meses e 27 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
44º DIA DO ANO 65º
56 anos e 79 dias na PMESP
55 anos e 192 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 784 dias – 474 820 horas.
50 anos e 350 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 162 dias no Posto de Coronel – 317 meses e 10 dias.
3 anos e 46 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 711 dias C O R O N E L - 22 anos e 252 dias na reserva.
10 267-248 296                          9 711-233 544                               10 011-241 004.
DIA DE NOSSA SENHORA RAINHA. Neste dia em que a Igreja Católica celebra a Festa de NOSSA SENHORA enquanto RAINHA DO CÉU E DA TERRA. Antigamente, os religiosos tinham o dia 31 de maio como a data em que se celebrava a REALEZA DE MARIA, mas a última reforma do calendário litúrgico transferiu essa celebração para a oitava da ASSUNÇÃO, no mesmo dia anteriormente consagrado ao IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Essa festa foi instituída pelo PAPA PIO XII, em 1955. É antecedida pela festa da ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA.

DIA  NACIONAL DO FOLCLORE
DIA DO SUPERVISOR EDUCACIONAL

599 a. tropas portuguesas comandadas pelo rei JOÃO I de PORTUGAL conquistam CEUTA. A tomada da cidade africana, em 22 de agosto de 1415, é feita por uma frota de mais de 200 barcos e 20 mil marinheiros. A partir de então, os súditos de PORTUGAL avançam por mares nunca dantes navegados. Trecho da carta de JOÃO AFONSO, auxiliar do rei JOÃO I: “Vossos pensamentos são assaz de grandes e bons e, pois que vós tal vontade tendes, eu vos posso ensinar uma coisa em que o podeis bem e honradamente executar, e isto é a cidade de CEUTA, que é em terra de ÁFRICA, que é uma mui notável cidade e mui azarada para se tomar.”
487 a. da descoberta no PACÍFICO das ILHAS CAROLINAS, por TORÍBIO ALONSO DE SALAZAR, assim chamadas em homenagem a CARLOS I da ESPANHA. Em 22 de agosto de 1526.
367 a. nasce DIONIS PAPIN, filósofo francês, em 22 de agosto de 1647, a quem se atribui a invenção da máquina a vapor.
254 a. nasce o PAPA LEÃO XII, em 22 de agosto de 1760.
219 a. na REVOLUÇÃO FRANCESA, a CONVENÇÃO decreta a chamada “CONSTITUIÇÃO DO ANO III”, no dia 22 de agosto de 1795, sancionada pelo povo em 23 de setembro.
168 a. da Guerra entre EUA e MÉXICO: os norte-americanos conquistam a cidade de SANTA FÉ, capital do NOVO MÉXICO, em 22 de agosto de 1846.
168 a. da origem da comemoração do DIA DO FOLCLORE. Em 22 de agosto de 1846, o ATHENEU, jornal de LONDRES, publicou oficialmente a palavra folclore. É como se fosse a certidão de nascimento da palavra, do significado de folclore – “folk” quer dizer povo e “lore”, conhecimento. Enfim, folclore é a conhecida sabedoria popular, Pode-se dizer que são as  tradições, conhecimentos ou crenças populares, de uma época ou região, expressas em lendas, provérbios, contos, canções, danças ou outros  meios.  No BRASIL, a primeira comemoração da data foi bem  mais tarde, em 1960.
O jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, de 17 de agosto de 2007, ano IX, edição nº 415, publica na página 15 uma reportagem muito interessante sobre o “DIA DO FOLCLORE”, detalhando o que vem a ser o folclore.
152 a. nasce CLAUDE-ACHILLE DEBUSSY, compositor francês, em 22 de agosto de 1862.
150 a. da assinatura do TRATADO DA CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL ou CONVENÇÃO DE GENEBRA, em 22 de agosto de 1864. Representantes de doze países assinam a Primeira Convenção de GENEBRA, que cria o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O documento fala sobre melhores condições de tratamento a feridos em guerras e estabelece o uso do emblema da Cruz Vermelha em unidades de socorro. Em GENEBRA, na SUÍÇA.
136 a. falece MARIA CRISTINA DE BOURBON, rainha da ESPANHA, em 22 de agosto de 1878.   
121 a. nasce a escritora DOROTY PARKER em 22 de agosto de 1893.
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 22 de agosto de 1898: o engenheiro ALEXANDRE ARAUJO GOÉS apresentou ao Governo do Estado proposta para o arrendamento do serviço de águas e esgotos da capital e da linha de tramways que vai da Rua SÃO CAETANO ao alto da SERRA DA CANTAREIRA. O doutor PAULA SOUZA, ilustre secretário dos Negócios da Agricultura enviou a proposta à repartição técnica de águas e esgotos, a fim de informar a respeito.
Extraordinária recepção teve ante-ontem o doutor CAMPOS SALLES na BAHIA, por parte do Governo do Estado e do povo. De chegada visitou a Associação Comercial e dirigiu-se ao palácio acompanhado pelo presidente do Estado.
Regressou a esta cidade de sua viagem ao RIO o senhor PEDRO DE CANTO, representante de estancieiros rio-grandenses e que promove a introdução do bom gado do Sul em SÃO PAULO.
A imprensa do PARÁ publicou o relatório da comissão que examinou a escrituração do Diário Oficial, de MANAUS, quando era seu diretor JOSÉ RAMALHO, o qual é agora acusado de ter mandado pagar pela verba “eventuais” sapatos, roupa e mantimentos para sua casa.
Em vários pontos da ESPANHA tem-se efetuado prisões de carlistas. Carabinas e munições foram descobertas em BARCELONA, pertencentes ao comitê do partido. Em NOVA YORK, tem havido grandes festas para a recepção das tropas que estão regressando da guerra cubana.
O deputado SEREJO telegrafou para aqui dizendo que, tendo examinado a situação, acompanha o doutor FILETO PIRES e protesta contra a espoliação de que aquele governador foi vítima.
Apareceu em NÁPOLES o cadáver de MISS LEONORA BEKEFF, que a 21 de julho caiu num precipício. Tinha a vida segura em 250 libras. A morte de MISS BEKEFF é atribuída a um crime. A polícia prendeu o seu criado alemão PASSEL.     
115 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 22 de agosto de 1899: o doutor secretário da Agricultura suspendeu a execução do contrato com JOSÉ ANTUNES COMP. para a introdução de imigrantes portugueses e espanhóis enquanto durar a peste bubônica em PORTUGAL.
A vítima do excessivo zelo dos fiscais municipais foi hoje o negociante ambulante de sorvetes NICOLA FESTA, que estacionava com a sua carrocinha à Rua VINTE E CINCO DE MARÇO, em frente ao mercado. Parece-nos tratar-se de uma preferência dado a um fiscal quanto ao local de estacionamento, porquanto o pobre queixoso, não obstante exibir a sua licença, teve o desgosto de ver o seu carrinho levado para o depósito público.
PIRACICABA – O serviço de iluminação anda péssimo, fazendo A GAZETA séria reclamação à empresa.
O senhor GENERAL JÚLIO ROCCA, antes de partir para a REPÚBLICA ARGENTINA, deixou no LONDON AND RIVER PLATE BANK a quantia de 50:000$ à disposição das esposas dos senhores EPITÁCIO PESSOA, DIONYSIO CERQUEIRA e RODRIGUES LIMA, rogando-lhe que a distribuam aos pobres como melhor lhes pareça.
Perante o Congresso do Estado foi lida a mensagem do presidente do Estado senhor CORONEL FERNANDO PRESTES, solicitando dois meses de licença. O projeto foi aprovado.
Vai ser remetido para a fortaleza de SANTOS o armamento de que a mesma necessita para auxiliar o serviço de quarentena.
RIO – O JORNAL DO COMÉRCIO lamenta que os navios da nossa Marinha de Guerra estejam todos imprestáveis, a tal ponto que não podem sair para qualquer comissão quarentenária.
LONDRES – As últimas notícias de PORTUGAL dizem que a epidemia da peste bubônica recrudesce. O próprio governo que, até ontem, desmentia a existência da terrível peste em outros pontos do país, não oculta agora a grave situação sanitária.    
113 a. nasce o pintor paulistano FRANCISCO REBOLO em 22 de agosto de 1901. Faleceu em 10 de julho de 1980. Entre seus quadros: PAISAGEM COM CAVALOS, RAVENA, AUTO – RETRATO, COMPOSIÇÃO.  
112 a. nasce a ex-cineasta de HITLER - LENI RIEFENSTAHL - em 22 de agosto de 1902, em BERLIM, na ALEMANHA. LENI iniciou sua carreira como dançarina. De acordo com algumas fontes, LENI ouviu HITLER discursar num comício em 1932 e ofereceu a ele seus serviços como cineasta, por que teria ficado fascinada pela habilidades oratórias do líder. Já outras, como a própria diretora, afirmam que ela é que foi procurada por HITLER, depois que este assistiu – e adorou – o filme “A LUZ AZUL”. De todo modo, já em 1933 ela dirigiu um curta-metragem sobre um comício do Partido Nazista. HITLER, então, pediu a LENI que filmasse a convenção anual do Partido em NUREMBERGUE, em 1934. A princípio, ela se recusou, sugerindo que HITLER contratasse WÁLTER RUTTMAN para dirigi-lo em seu lugar. Mais tarde, LENI voltou atrás e realizou “O TRIUNFO DA VONTADE”, um documentário considerado por muitos como uma das melhores obras de cinema já produzidas. Ela prosseguiu, realizando um filme sobre a WEHRMACHT (Exército Alemão), intitulado “O DIA DA LIBERDADE”. Em 1936, LENI qualificou-se para representar a ALEMANHA no rali de esqui nos Jogos Olímpicos de 1936, mas, em vez disso, preferiu filmar o evento. O material captado virou o filme “OLYMPIA”, celebrado por suas inovações técnicas e estéticas – até hoje influentes em toda a cobertura esportiva de televisão. Sendo que o esporte como conhecemos hoje, nasceu e se glorificou na Alemanha nazista, o primeiro país do mundo a popularizar o esporte nas camadas mais pobres até as mais ricas.
Após a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ela passou quatro anos presa num campo de concentração francês. Foi acusada de usar prisioneiros nos sets de filmagens, mas tais acusações nunca foram provadas em tribunal. Ao final do julgamento, sem conseguir encontrar nenhuma imputabilidade no apoio de LENI aos nazistas, o tribunal considerou-a apenas “simpatizante”. Em entrevistas posteriores, LENI insistiu que tinha sido fascinada pelos nazistas, mas que era politicamente ingênua e ignorava as falhas cometidas na guerra; uma posição que vários de seus críticos consideram ridícula.
LENI tentou produzir outros filmes no pós-guerra, mas cada tentativa foi boicotada por resistências, protestos e duras críticas. O boicote impediu LENI de financiar suas produções. Os poucos filmes que conseguiu realizar foram curtas e bancados pessoalmente, e novamente, obras de grande engenhosidade. Após isto, ela se tornou fotógrafa. LENI se interessou pela tribo NUBA do SUDÃO, e publicou dois livros com fotos dos guerreiros da tribo e, 1974 e 1976, o que foi uma pancada a todos que lhes acusavam injustamente. Ela sobreviveu a uma queda de helicóptero em 2000, no SUDÃO.
Perto dos seus 80 anos, LENI RIEFENSTAHL começou a praticar fotografia submarina. Ela lançou um novo filme, intitulado “IMPRESSIONEN UNTER WASSER (IMPRESSÕES SUBAQUÁTICAS)”, um documentário da vida sob os mares, no seu centésimo aniversário, 22 de agosto de 2002.
A despeito de seus polêmicos filmes de propaganda, LENI é renomada na História do Cinema por ter desenvolvido novas estéticas em seus filmes, especialmente a ângulos de câmera, enquadramentos, movimentos de massas e nus, e ainda que a propaganda em seus filmes provoque rejeição por várias pessoas, a sua estética é indubitavelmente singular e é citada por vários outros cineastas. Não existiu uma pessoa no mundo com tantas qualidades cinematográficas.
Em outubro de 2002, quando LENI tinha 100 anos, autoridades alemãs decidiram arquivar o inquérito contra ela por afirmar corretamente no passado que “todos e cada um” dos ciganos que foram recrutados em um campo de concentração para aparecer em seu filme “TIEFLAND” tinham sobrevivido à guerra.
LENI RIEFENSTAHL morreu tranqüila, serenamente e em paz enquanto dormia no dia 8 de setembro de 2003, em sua casa em PÖCKING, na ALEMANHA. Em seu obituário, foi dito que LENI foi a última figura famosa da era nazista na ALEMANHA a morrer. 
110 a. nasce DENG XIAO PING em 22 de agosto de 1904.
109 a. das experiências sensacionais de SANTOS DUMONT, em TROUVILLE, às 6 horas de 22 de agosto de 1905, fazendo a sua primeira ascensão com a sua aeronave número 14. Durante meia hora a aeronave evoluiu uma dócil manobra, navegando contra o vento com êxito, ora sobre a praia, ora sobre o mar, e conservando-se constantemente a cinqüenta metros de altura. Na descida, uma corda que sustentava a barquinha partiu-se, jogando fora o Sr. SANTOS DUMONT. As pessoas que estavam presentes pediram-lhe que não subisse mais, porém SANTOS DUMONT voltou ao balão, fazendo novas evoluções, vindo descer junto do hangar, onde a multidão o recebeu com entusiásticas aclamações. 
106 a. nasce o fotógrafo francês HENRI CARTIER-BRESSON, fundador da agência MAGNUM, em 22 de agosto de 1908. Foi um dos primeiros profissionais estrangeiros a fotografar a capital russa após a criação da UNIÃO SOVIÉTICA. Dos vários episódios marcantes do século XX, ele ainda registrou a ascensão de MAO TSÉ-TUNG e o momento em que uma mulher e duas crianças tentavam pular o antigo MURO DE BERLIM. Um auto-retrato feito à época em que foi prisioneiro dos alemães, na Segunda Guerra, e o clique de GANDHI, realizado pouco antes da morte do líder da libertação da ÍNDIA, são trabalhos maravilhosos daquele que é referência para fotógrafos do mundo todo. O legado de CARTIER-BRESSON para o futuro são fotografias impecáveis de um homem que procurou não só documentar a intolerância política de todas as ideologias e o sofrimento das vítimas da exclusão social, mas também preciosos instantâneos do cotidiano que só suas lentes souberam focar. Passando da pintura para o desenho, depois para a fotografia e para documentários cinematográficos, se consagrou como um dos mais respeitáveis fotógrafos da história.
105 a. esteve muito concorrida a missa de sétimo dia celebrada na Igreja de SÃO FRANCISCO DE PAULA, por intenção de EUCLIDES DA CUNHA, a mandado de seu pai, irmã e de outros parentes, no dia 22 de agosto de 1909. Depois da missa, o celebrante procedeu à absolvição em torno da peça, sendo cantado nessa ocasião o LIBERA-ME, cm acompanhamento de órgão. A viúva e os filhos de EUCLIDES não compareceram à cerimônia.
DILERMANDO DE ASSIS está em boas condições, continuando as suas melhoras, apesar de não ter sido extraído o projétil. Talvez DILERMANDO possa depor no dia 23 de agosto de 1909.
105 a. nasce ANITA KREINZ em 22 de agosto de 1909, na ÁUSTRIA. Chegou jovem ao BRASIL – país que descobriu após fugir da EUROPA em guerra. Veio sozinha, com 20 anos. As lágrimas escorrem no rosto de ANITA FREINZ ao lembrar do filho e do marido que perdeu na ÁUSTRIA. Aos cem anos de idade algumas lembranças ainda parecem recentes em sua memória. “Eu era muito feliz na minha terra natal, com minha irmã, meu filho e meu marido”, afirma a senhora de pele branca, olhos e cabelos bem claros, que denunciam sua origem estrangeira. (reportagem do JORNAL DA TARDE em 15 de novembro de 2009). 
104 a. do anúncio oficial da anexação da CORÉIA pelo JAPÃO, em 22 de agosto de 1910.
104 a. (ROMA) Vários bispos, aderindo a iniciativa do CARDEAL RICHELMY, arcebispo de TURIM, dirigiram pastorais aos seus fiéis anunciando o firme propósito de negar a absolvição, no sacramento da confissão, às mulheres que usem vestido decotados ou de corte, aderente ao corpo, o que é considerado escandaloso e impudico. Alguns jornais ridicularizaram a iniciativa dos bispos, em 22 de agosto de 1910.
103 a. nasce CLINEU BRAGA DE MAGALHÃES em TAQUARITINGA no dia 22 de agosto de 1911. Foi soldado do segundo pelotão da 2ª Companhia do Batalhão “14 de julho” na Revolução Constitucionalista de 1932. Cursava o terceiro ano de engenharia do MACKENZIE COLLEGE. Morreu vítima de um tiro no peito em 18 de setembro de 1932.
102 a. falece CLÍMACO BARBOSA (25 janeiro 1839 – 22 agosto 1912).
  95 a. da execução, por degola, de mais de cinco mil judeus, por tropas do exército da República Autônoma da UCRÂNIA, em 22 de agosto de 1919.
  92 a. do assassinato de MICHEL COLLINS, chefe do Estado Livre da IRLANDA, em 22 de agosto de 1922.
  88 a. do GOLPE DE ESTADO dirigido por GEORGES KONDYLIS pondo fim à ditadura de THEODOROS PANGALOS, na GRÉCIA, em 22 de agosto de 1926.
  87 a. da execução, na cadeira elétrica, de SACCO E VANZETTI. Em 15 de abril de 1920 (uma terça-feira), aconteceu um roubo à fábrica de calçados SLATER & MERRILL, com a morte de dois funcionários em SOUTH BRAINTREE, próximo a BOSTON. Quinze dias mais tarde, a polícia prende dois imigrantes de origem italiana. SACCO e VANZETTI são acusados do crime. Protestam inocência, mas como ambos são anarquistas e há uma onda de xenofobia anti-italiana, são condenados à morte. Ajudados por um brilhante advogado de MASSACHUSETTS, que se convenceu de que eram realmente inocentes, conseguem adiar a execução. Em março de 1927, o futuro juiz da Suprema Corte, FÉLIX FRANKFURTER, publica seu célebre artigo mostrando que o processo era um tremendo erro judiciário. Em todo o mundo, cria-se um movimento pela libertação de SACCO E VANZETTI, mas em 22 de agosto daquele mesmo ano ambos são executados na cadeira elétrica. A reabilitação da dupla foi feita em 1970 pelo diretor italiano GIULIANO MONTALDO, sob a forma de um filme que ficou famoso na época. SACCO E VANZETTI foi um dos representantes italianos na competição do Festival de CANNES de 1971. Foi o ano em que LUCHINO VISCONTI ganhou o prêmio do 25º aniversário do evento, com MORTE EM VENEZA. SACCO E VANZETTI foi contemplado com o prêmio de melhor ator, atribuído a RICCARDO CUCCIOLLA. No BRASIL, que vivia sob uma ditadura, o filme foi considerado perigoso e subversivo.
  84 a. nasce o ex-goleiro GYLMAR DOS SANTOS NEVES em 22 de agosto de 1930, em SANTOS. Cento e três jogos como titular do BRASIL, entre 1955 e 1969. Quase 1.600 partidas na carreira, que iniciou em 1948, defendendo com honradez e tenacidade as cores do JABAQUARA, de onde seguiu para o inesquecível CORINTHIANS de CLÁUDIO, LUZINHO e BALTAZAR CABECINHA DE OURO, heróis do QUARTO CENTENÁRIO. Despediu-se dos gramados aos 39 anos, com o triunfo brasileiro sobre os ingleses, 2 a 1 no MARACANÃ. Arrojado, tranqüilo, seguro. Colocação e reflexo incomuns – essas eram as características principais de GYLMAR, que desbancou BARBOSA e CASTILHO do selecionado. Orgulhoso do sucesso do pai, MARCELO NEVES decidiu homenageá-lo. Em parceria com o jornalista MARCELO MELLO escreveu uma obra sobre o grande goleiro. Quatro jogos, notadamente, marcaram a vida de GYLMAR (com y mesmo, embora o mundo o tenha consagrado com i). O primeiro deles, a final da COPA de 1958. Impusemos 5 a 2 nos suecos que tinham um rei, GUSTAVO, mas se curvaram a outro, um brasileiro de 17 anos chamado PELÉ. Quando o BRASIL tomou o primeiro, logo no início, o País sofreu um abalo – ainda éramos reféns da tragédia do MARACANÃ, oito anos antes. A SUÉCIA comemorava o tento, quando DIDI, criador da folha seca, caminhou até o fundo do gol, apanhou a bola e decretou: “Nós viemos aqui prá passear ou prá levar o título?” Depois da virada e da consagração, um outro flagrante, que os fotógrafos louros de ESTOCOLMO registraram: entre NILTON SANTOS e ORLANDO PEÇANHA, GYLMAR aparece com o punho esquerdo cerrado para o alto e o braço direito envolvendo e confortando o criolinho chorão que o mundo acabara de aclamar rei. A cena, ampliada em pôster, decora a parece do escritório de MARCELO NEVES, filho mais novo de GILMAR. Outra partida memorável foi em VIÑA DEL MAR, CHILE. Era o terceiro jogo do BRASIL na COPA de 1962. Desfalcado de PELÉ, alijado a partir do jogo contra os checos, fomos de AMARILDO contra a ESPANHA – a bem da verdade, era o REAL MADRID pentacampeão europeu com o uniforme da “FÚRIA”. Eles ganhavam de 1 a 0 e queriam mais. Ali pelos 20 do segundo tempo, uma investida vertiginosa dos espanhóis. GENTO pela esquerda, DJALMA ficou para trás, o cruzamento para PUSKAS, GILMAR saiu do arco, tumulto, a bola sobrou limpa para PEIRÓ, na entrada da grande área, e o inimigo desferiu um petardo em direção à meta brasileira. Como um felino, SÃO GYLMAR saltou e mandou a bola a escanteio. Depois, viramos. O caminho estava aberto para o bi e o frevo que incendiou o País: “Você vai ver como é/DIDI, GARRINCHA e PELÉ/dando o seu baile de bola...” Épica foi a final da LIBERTADORES em 1963. LA BOMBONERA hostil, tomada pela torcida do BOCA, testemunhou atuação excepcional de GYLMAR. O SANTOS venceu por 2 a 1 e levou o bi mundial interclubes – o segundo embate, em série melhor de três, entrou para a história. Um MARACANÃ para 139 mil pagantes viu um primeiro tempo devastador do MILAN, que abriu 2 a 0 em 19 minutos. ALTAFINI MAZOLA e AMARILDO, que os dólares levaram embora, destruíram na noite de chuva torrencial o esquadrão branco desfalcado de PELÉ, ZITO e CALVET. Mas na segunda etapa, PEPE (2 de falta), LIMA e ALMIR mudaram o panorama de um jogo perdido e GYLMAR, soberano na meta, garantiu o placar de 4 a 2. Não conheceu o fracasso, exceto LIVERPOOL, na COPA de 1966, quando os húngaros nos deram uma coça de 3 a 1 – e ficou de graça. Houve uma outra jornada inglória, lá atrás, em 1952, quando ainda estava no PARQUE SÃO JORGE e tomou 7 da insinuante PORTUGUESA DE DESPORTOS de SERVÍLIO, OCIMAR e DJALMA. Falhas clamorosas custaram caro a GYLMAR. Até ousaram suspeitar de sua idoneidade, injustiça que o tempo reparou. Um AVC, em 2000, o deixou com 40% dos movimentos, mas não tirou a alegria de viver, ao lado da mulher RACHEL, com quem teve os filhos ROGÉRIO e MARCELO. 
  83 a. nasce o cineasta brasileiro RUI GUERRA, em 22 de agosto de 1931.      
  80 a. nasce o Cel.Ref.  OSVALDO DE SORDI em 21 de agosto 1934.
  72 a. Após a morte de 607 brasileiros acontece a DECLARAÇÃO DE GUERRA do BRASIL à ALEMANHA e ITÁLIA, por ocasião da SEGUNDA GRANDE GUERRA, em 21 e agosto de 1942. O presidente GETÚLIO VARGAS declarava guerra aos países do EIXO (ALEMANHA, ITÁLIA e JAPÃO).
  69 a. da reorganização do mapa político da EUROPA, após a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, através da CONFERÊNCIA DE POTSDAM, em 22 de agosto de 1945.
  68 a. da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA, a PUC. Foi fundada em 22 de agosto de 1946.
  64 a. da aprovação da DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS pela Assembléia Européia, em 22 de agosto de 1950.
  61 a. falece o paisagista e pintor CLODOMIRO AMAZONAS em 22 de agosto de 1953 e, no ano seguinte, 1954, deu seu nome a uma das ruas do ITAIM BIBI. Nasceu em TAUBATÉ, a 14 de março de 1884. Iniciou-se na pintura aos 16 anos. Foi um dos fundadores do SALÃO PAULISTA DE BELAS ARTES. Expôs em quase todas as capitais do BRASIL.
  60 a. do assedio de várias personalidades políticas para com o vice-presidente JOÃO CAFÉ FILHO, em 22 de agosto de 1954. Ele somente conseguiu dormir por poucas horas em uma rede na varanda de seu apartamento em COPACABANA. De manhã, foi ao palácio do CATETE, onde se avistou demoradamente com o chefe do Gabinete Civil da presidência da República, LOURIVAL FONTES, com quem trocou impressões sobre a crise e a atitude que poderia tomar o presidente VARGAS.
A reunião dos brigadeiros no Clube da Aeronáutica iniciou-se no período da manhã e foi interrompida às 13 horas, porque o BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, que a presidia, foi chamado para uma reunião, urgente, na casa do marechal MASCARENHAS DE MORAES.
  53 a. do roubo do famoso retrato do “DUQUE DE WELLINGTON”, da NATIONAL GALLERY DE LONDRES, em 22 de agosto de 1961. Posteriormente, a obra foi recuperada. 
  51 a. das anotações feitas em 22 de agosto de 1963: Ano 14º - Mês 2º - Dia 44º. 5 Anos e 79 dias na Força Pública. 1654 dias na Escola de Oficiais.
Saio de casa às 10 horas para procurar uma tinturaria na ÁGUA FRIA, onde um japonês tintureiro levou uma túnica branca para lavar, na segunda-feira retrasada e, até agora, não me trouxe de volta.
Vou em quatro tinturarias para encontrar aquela que está com minha túnica branca. Hoje estou dispensado de ir ao CFA, ainda estando a Escola em regime de exames.
A manhã nada mais apresenta a não ser algumas brincadeiras com meus filhos MARIZETE, MARIZE e MÁRIO e leituras de meu diário. Almoço e durante a tarde permaneço em casa, aproveitando a folga desta quinta-feira. Somente saio às 19 horas para dar aula no Grupo Escolar MAJOR MARCELINO.  
50 a. das anotações feitas em 22 de agosto de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 44º - 6 anos e 79 dias na FORÇA PÚBLICA – 91 dias como 2º TENENTE – 338 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Minha mulher andou procurando uma pessoa para raspar o chão da nossa nova casa e nesta manhã um deles prometeu ir às 8 horas à RUA DO CÓRREGO, Nº 61-Fundos. Para lá me dirijo no horário combinado e o raspador é o CABO ESMERALDO, do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”. Faz o serviço na minha casa por 400 cruzeiros o metro quadrado e isso monta da 15 mil cruzeiros.
Passo pela casa do SARGENTO JOSÉ CARCAN para lhe avisar de sua transferência para o BATALHÃO DE GUARDAS. Isso foi publicado no BOLETIM GERAL Nº 155, de quinta-feira. Combino com ele irmos colocar as lâmpadas naquela que vai ser minha nova residência na parte da tarde.
Em casa, almoço. Descanso até às 16 horas, lendo o segundo volume de “OS MISERÁVEIS”. Com o CARCAN, vou colocar as lâmpadas na casa da RUA DO CÓRREGO. Ali recebo a visita do 2º TENENTE NILSON GIRALDI. Já noitinha, retorno para meu lar.
Janto e vou à casa de dona ELVIRA e senhor MOISÉS, donos da residência que alugamos. Com eles preciso estudar a questão da raspagem do chão e de um ralo que há na casa e do qual vem um mau cheiro que precisa ser eliminado. Depois de ser atendido pelo casal, retorno para casa. Assisto na televisão “ASTROS DO DISCO” e BONANZA.
  49 a. do JOVEM GUARDA. O primeiro programa foi levado ao ar em 22 de agosto de 1965, transmitido pela TV RECORD ao vivo, de seu teatro na rua da CONSOLAÇÃO, uma atração que iria mexer de vez com a juventude brasileira. Era o “JOVEM GUARDA” programa criado para preencher o vácuo dos jogos do Campeonato Paulista, já que a emissora não fechara um acordo para transmitir as partidas daquele ano. No comando estavam ROBERTO CARLOS, ERASMO CARLOS e WANDERLÉA, escolhidos a dedo pela direção da RECORD e pela agência que cuidava de suas contas publicitárias. Em menos de três meses o programa conquistou cerca de três milhões de espectadores só na Capital. Os demais paulistas e cariocas conferiam o frisson que a atração causava uma semana depois, em videotapes. Para quem acusa o JOVEM GUARDA de ter sido um movimento sem ideologia, um dado curioso: o nome foi pinçado pelo publicitário CARLITO MAIA justamente de uma das frases de um pensador de esquerda cultuado na época: “o futuro do socialismo repousa nos ombros da jovem guarda”, disse VLADIMIR ILLYCH LÊNIN (1870-1924) quando previa um porvir brilhante para os ideais da Revolução Russa. Naquela primeira tarde de domingo, o programa teve como convidados TONY CAMPELLO, RONNIE CORD, o grupo THE JET BLACKS, ROSEMARY e o latino “de araque” PRINI LORENZ.  Ao longo da trajetória dos três anos do “JOVEM GUARDA”, outros nomes desfilariam pelo palco do TEATRO PARAMOUNT. Entre eles, estavam JERRY ADRIANI, WANDERLEY CARDOSO. Todos metidos em roupas coloridíssimas, aos moldes daquelas que os BEATLES exibiam lá fora. Além do figurino peculiar, os artistas do movimento tinham também um jeito curioso de se comunicar. Foi nesta época que surgiram gírias com “carango”, para designar carro, e formas de tratamento como “bicho”, palavra que não saía da boca do REI e de seus súditos. Na época, tudo o que era bom era, na verdade, “uma brasa, mora”. O “JOVEM GUARDA” foi apresentado pela última vez, por ROBERTO CARLOS, em 17 de janeiro de 1968.  A emissora bem que tentou manter a fórmula, tendo WANDERLÉA e ERASMO no comando, mas não deu certo. Sem o “REI” ROBERTO CARLOS, o “JOVEM GUARDA” perdeu a majestade. WANDERLÉA, depois do “JOVEM GUARDA”, gravou até com EGBERTO GISMONTI. JERRY ADRIANI partiu para tributos a ELVIS PRESLEY e RENATO RUSSO, além de voltar a gravar canções italianas. WANDERLEY CARDOSO, que entrou para a igreja SARA NOSSA TERRA, gravou dois CDs evangélicos. Mas nenhum deles conseguiu passar muito tempo sem cantar os sucessos do movimento. Em 2005, foi gravado o DVD “40 ANOS DE JOVEM GUARDA”, com a participação de ERASMO, WANDERLÉA, THE FEVERS e GOLDEN BOYS. Nos dias 9,10 e 11 de setembro de 2005 o projeto “FESTA DE ARROMBA”, do Centro Cultural BANCO DO BRASIL trouxe JERRY ADRIANI e WALDIRENE. Nos dias 9,10 e 11 de setembro, com ERASMO e WANDERLÉA; nos dias 16,17 e 18 de setembro, WANDERLEY CARDOSO e MARTINHA e, nos dias 23,24 e 25  de setembro, GOLDEN BOYS e VANUSA. 
  46 a. da apresentação dos terroristas pelo delegado NEMR JORGE, em 22 de agosto de 1968. São eles: ANTÔNIO PEREIRA, NORIVAL DE PAULA, GREGÓRIO CUCHERAVIA e JESSE CANDIDO DE MORAES. Este último é soldado da FORÇA PÚBLICA, utilizando nos assaltos a mesma metralhadora com a qual dava guarda na CASA DE DETENÇÃO. Está foragido PIERINO GARGANO, outro componente da quadrilha, denunciado por LAÉRCIO PINHEIRO, assaltante que tinha conhecimento das atividades do grupo. Eles já confessaram a autoria do assalto ao BANCO DE PERUS e alguns atentados, entre os quais o contra o DOPS e VARAS DISTRITAIS da LAPA e SANTANA.
  44 a. das homenagens prestadas ao TENENTE-CORONEL IRAHY VIEIRA CATALANO, então comandante do 2º GPI-MARÍLIA, num churrasco na chácara do MAJOR ORLANDO, no dia 22 de agosto de 1970. A homenagem foi em razão do comando que ele exerceu no 11º BP. Notamos as presenças do MAJOR SÍLVIO EMÍLIO, CAPITÃO TORQUATO, TENENTE PONTES, TENENTE RENALDO. O Comandante-Geral CORONEL EB CONFÚCIO DANTON DE PAULA AVELINO, trajado civilmente, aliás como todo nós, compareceu para dar o seu abraço ao homenageado. Depois chegaram: CORONEL HÉLIO GUAICURU DE CARVALHO, CORONEL JUVENAL LOPES DA SILVA, CORONEL NELSON TRANCHESI, CORONEL EDGARD LARA, TENENTE-CORONEL JATYR DE SOUZA, TENENTE-CORONEL ANTÔNIO ARI TORRES, TENENTE-CORONEL OTÁVIO ADAUTO FARIA COTRIM, MAJOR HERNANI BENEDITO DE TOLOSA, TENENTE-CORONEL PAULO WILSON, MAJOR JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, TENENTE-CORONEL PEDRO JACOB TAIAR, MAJOR HUGO DUARTE RANGEL, MAJOR ARISTIDES CAVALCANTI, CAPITÃO GUNTHER, CAPITÃO CARLOS FERNANDES, CAPITÃO RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, CAPITÃO ESPÍRITO SANTO, CAPITÃO ROMUALDO FUGA, CAPITÃO CARLOS FUGA, CAPITÃO FELICIANO, e outros oficiais.
  43 a. do GOLPE DE ESTADO na BOLÍVIA: o CORONEL HUGO BANZER depõe o presidente JUAN JOSÉ TORRES, em 22 de agosto de 1971.   
  39 a. nasce o ator brasileiro RODRIGO SANTORO em 22 de agosto de 1975, em PETRÓPOLIS, no RIO DE JANEIRO. SANTORO apareceu pela primeira vez na televisão fazendo uma ponta como PEDRO na novela “OLHO NO OLHO” (1993). O segundo papel em novelas foi o NANDO, namorado de ALICE (CLÁUDIA ABREU) em “PÁTRIA MINHA” (1994), com apenas 17 anos. Seu rosto ainda era desconhecido do grande público até viver um romance polêmico com RENÉE DE VIELMOND em “EXPLODE CORAÇÃO” (1995). O primeiro protagonista veio dois anos depois em “O AMOR ESTÁ NO AR” (1997). Apesar da fracassada novela, que misturava judaísmo com extraterrestres, o galã se transformou num dos novos queridinhos da TV. Mas SANTORO só seria reconhecido como ator na pele do FREI MALTHUS de “HILDA FURACÃO” (1998). Apaixonado por uma prostituta, o personagem vivia um dilema entre o desejo e a fé. Depois da minissérie, a entrada para o primeiro time de atores foi definitiva. Ainda vieram papéis importantes em “SUAVE VENENO” (1999), em que contracenava com a ex, LUANA PIOVANI, e em “ESTRELA GUIA” (2000), como um bad boy que infernizava a vida de SANDY. Em “LAÇOS DE FAMÍLIA” se envolveu com as atrizes PALOMA DUARTE e CAMILA PITANGA. Sua primeira experiência no cinema foi no filme “COMO SER SOLTEIRO”. Integrou o elenco da terceira temporada da série “LOST”, como o sobrevivente PAULO. No filme “300” interpreta o rei XERXES, um “estouro” de bilheteria no mundo todo.
  38 a. do acidente automobilístico na VIA DUTRA, vindo a falecer o ex–presidente da República, JUSCELINO KUBITSCHEK, aos 73 anos de idade, no dia 22 de agosto de 1976. JUSCELINO nasceu em 12 de setembro de 1902, em DIAMANTINA, MINAS GERAIS. Formou-se em medicina. Ele governou o País de 1956 a 1961. Baseou seu governo no PLANO DE METAS, que incluía a construção da nova capital do País, BRASÍLIA. É famoso o chavão “CINQÜENTA ANOS EM CINCO”. A escritora e amiga de JUSCELINO assim se expressa: “Quatro dias antes do acidente, fui jantar com JK. Naquela noite, ele me perguntou quando eu responderia sua última carta. Eu disse que precisava de tempo para escrever algo à altura. Ao chegar do funeral, coloquei papel na máquina para responder a carta.”
  35 a. no dia 22 de agosto de 1979, uma quarta-feira, o Congresso Nacional aprovou a Lei 6.683 – conhecida como a Lei da Anistia. O fato foi comemorado como uma das vitórias mais importantes dos movimentos democráticos contra a ditadura imposta ao País com o Golpe Militar de 1964. De uma só tacada ela beneficiou cerca de 100 presos políticos, 150 banidos e 2.000 pessoas que viviam no exílio por causa de suas idéias políticas.
Nos anos seguintes, porém, a lei deixou de ser comemorada. E, em 2009, no 30º aniversário da data, seu texto enfrenta uma carga de críticas e contestações nunca vista antes. Já se articula até a criação de uma comissão da verdade, com a tarefa de esclarecer os crimes praticados por agentes dos aparelhos de repressão, como seqüestros, torturas, mortes e desaparecimentos de opositores da ditadura militar. Trata-se da mais ampla e mais bem elaborada tentativa de se pôr abaixo a idéia de que a anistia beneficiou não só os perseguidos, mas também os perseguidores.   
  35 a. das seguintes anotações em 22 de agosto de 1979: PM JOÃO LOPES DE OLIVEIRA, do 13º BPMM, foi morto em serviço, ontem, quando interveio numa ocorrência de assalto a uma farmácia, defronte a TV GLOBO. O féretro está marcado para 14 horas.
CORONEL PM RIGONATTO está com os TENENTES-CORONÉIS PM NEY VIEIRA DE ALMEIDA, HERMÓGENES (com o braço esquerdo quebrado) e JÚLIO PAULO BELICKAS. Eles comentam o Ato Público de ontem.
Na tarde desta quarta-feira vou até POÁ. Converso com o advogado MIGUEL COMITRE. Ainda se trata do processo de Ação de Alimentos, que se encontra nas mãos do promotor do Fórum do município. Compareço à casa de minha mãe. O CABO PM CALIENTE está comigo. Fico sabendo que o advogado JOEL foi chamado de ladrão pela mulher que pleiteia a ação de alimentos. Por volta das 17 horas estou em casa e encontro o PM JOÃO GOMES de “cabeça quente” com o serviço. Seu carro está quebrado e isso o deixa preocupado.
Homenagem em BRASÍLIA ao seu fundador (30º Aniversário da morte de JUSCELINO KUBISTCHEK); ônibus elétricos em SÃO PAULO para fins de 1979; seminário sobre o problema energético; instalação da Comissão sobre Violência e Criminalidade; SOMOZA encontra-se no PARAGUAI.     
  34 a. da ocupação do PALÁCIO NACIONAL DE MANÁGUA (NICARÁGUA) pelos sandinistas, em 22 de agosto de 1980. Seqüestram centenas de pessoas, trocadas por 60 de seus prisioneiros
  34 a. falece JAMES Mc DONELL, pioneiro da aviação norte-americana, em 22 de agosto de 1980.
  33 a. falece o cineasta GLÁUBER ROCHA, em 22 de agosto de 1981.
  27 a. das anotações em 22 de agosto de 1987: relembro neste sábado que há dez anos atrás eu era reapresentado ao 9º BPMM por ter concluído o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO-I-77). CABO PM AMILTON transporta-me para casa após o serviço de ontem. Hoje passa para a reserva o CORONEL PM Méd IKUROU FUJIMURA. O frio é igual aos últimos dias. Tenho muita coisa para fazer em minha biblioteca. Preciso me preparar para uma prova de MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS, marcada para terça-feira, dia 25 de agosto. A visita a BAURU atrasou o recorte dos jornais nesta semana. LUCINDA comenta comigo sobre a possibilidade de fazer uma operação que não se submeteu em 1983. Já fiz contatos com a CRUZ AZUL e só falta marcar com a sua médica, Doutora SÔNIA REGINA ALLEGRETTI. Nesta tarde ouço o desenrolar da partida de futebol na semi-final do Campeonato Paulista: o CORINTHIANS empata com o SANTOS por 0 a 0 e é finalista. O outro finalista sairá do jogo de amanhã entre PALMEIRAS e SÃO PAULO. O CORINTHIANS foi lanterna no primeiro turno e primeiro colocado no segundo turno, numa surpreendente reabilitação. Nesta noite fria assisto os jornais da GLOBO e procuro concatenar as idéias sobre o Sindicalismo e a política, tema de uma prova de Movimentos Revolucionários.
Os aviões iraquianos bombardearam um complexo petroquímico em BANDAR KHOMEINI e uma área residencial no sul do IRÃ. 41 pessoas morreram nesse ataque. Um novo comboio de quatro petroleiros do KUWAIT, com bandeira e escolta dos ESTADOS UNIDOS partiu hoje do KUWAIT e iniciou a travessia do GOLFO PÉRSICO.
O corpo do nazista RUDOLF HESS, ex-braço direito de HÍTLER, que morreu em 17 de agosto, aos 93 anos, na prisão de SPANDAU (BERLIM OCIDENTAL) será enterrado no dia 26 de agosto no cemitério da pequena cidade de WUNSIEDEL, BAVIERA (sul da ALEMANHA OCIDENTAL). HESS nasceu nessa cidade e lá estão enterrados seus antepassados.     
  23 a. do início da retirada do exército soviético das três repúblicas bálticas: ESTÔNIA, LETÔNIA e LITUÂNIA, em 22 de agosto de 1991.
  22 a. falece o antigo pároco de POÁ, Padre HUMBERTO LAHIASE, em 22 de agosto de 1992.
  21 a. do roubo de três telas do pintor CÂNDIDO PORTINARI da CAPELA MAYRINK, no PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, em 22 de agosto de 1993. Essas telas formavam o famoso TRÍPTICO do altar. Foram levadas as imagens de SÃO SIMÃO STOCK e SÃO JOÃO DA CRUZ e a tela representando O PURGATÓRIO. Os ladrões pouparam a imagem de NOSSA SENHORA DO CARMO, principal obra do conjunto. Valem cerca de 300 mil dólares.
  21 a. da CHACINA DE GERMISTON, cidade industrial cercada de guetos negros, de JOHANNESBURGO. Três homens não identificados, armados de fuzis mataram dez negros e feriram vinte e uma pessoas numa metalúrgica, em 22 de agosto de 1993. Em outra manifestação da violência na ÁFRICA DO SUL, mais três negros foram mortos num choque entre tribos rivais em PHOLA PARK, bairro do sudoeste de JOHANNESBURGO.
  19 a. falece o indigenista ÁLVARO VILLAS BOAS (22 agosto 1995).
  17 a. falece o médico e psicanalista AMILCAR LOBO (22 agosto 1997).
  17 a. das anotações feitas em 22 de agosto de 1997. LUCINDA quer passar o dia na casa de sua irmã ESMERALDA. Levo-a-até à VILA BUENOS AIRES, usando o SANTANA, quando são 9 horas. Depois, vou deixar o carro no Pátio do CAES. Visito o MUSEU MILITAR. Ali encontro o CORONEL PM Res GERALDO MENEZES GOMES e o TENENTE-CORONEL PM Res ÁLVARO. Adquiro o livro MEMÓRIA PAULISTA, da escritora VAVY PACHECO BORGES. Ela escreve sobre a Revolução de 32. Passo pela Capelania Militar e converso com o TENENTE-CORONEL PM Capelão JOÃO BATISTA VILLANO. No metrô, encontro um velho conhecido dos meus tempos da 1ª Companhia do 9º BPMM, na CASA VERDE, nos anos 1976/77/78, o 3º SARGENTO MÁRIO TOMAZONNI. Na Cooperativa Militar trato de um empréstimo para LUCINDA tratar seus dentes. No MMDC recebo as visitas do CORONEL PM Res SÉRGIO LOPES e ROBERTO BRITO DE LIMA, do PONTO CERTO. Eles querem conversar com o Promotor MARCO ANTÔNIO ZANELATO, através de minha apresentação. Pelo telefone fico sabendo que isso somente será possível depois das 16 horas, pois o promotor está numa reunião. Enquanto isso eles conversam com o CORONEL ARY CANAVÓ.
Quase às 16 horas, estamos na Corregedoria à Avenida LIBERDADE, 190. Acontece que o promotor ZANELATO chegará tarde. Será feito um contato telefônico com o CORONEL PM Res SÉRGIO LOPES.
Ainda no MMDC, recebo a visita do MÁRIO MARGARIDO. Também vem à Sociedade o SÉRGIO DINIZ BIDUEIRA, quando estamos na promotoria. O caso do CORONEL PM Res SÉRGIO LOPES tem relação com os milhares de lesados num Consórcio de Carros do CLUBE DOS OFICIAIS, nos anos 1980. O CORONEL PM SÉRGIO LOPES e o ROBERTO BRITO DE LIMA ainda vão visitar o advogado D´ASTI na Rua TABATINGUERA. Às 17 horas, vou buscar LUCINDA na casa de sua irmã ESMERALDA.
Passamos pela banca de jornais do senhor FRANCISCO. Ele recebeu uma intimação para prestar esclarecimentos num Inquérito Policial que corre pelo 36º Distrito Policial, na VILA MARIANA. Deverá comparecer nesse local às 18 horas de 27 de agosto. Não sabe do que se trata e pede minha ajuda para verificar qual é o problema.
TORNEIO DE TÊNIS DE LONG ISLAND: o espanhol CARLOS MOYÁ classificou-se para as semi-finais da competição ao derrotar o alemão MARC-KEVIN GOELLNER. O sueco THOMAS ENQVIST venceu RICHEY RENEMBERG.
Em BOSTON, o espanhol ALEX CORRETJA caiu nas quartas de final diante do holandês SJENG SCHALKEN. Seu compatriota ALBERT COSTA venceu o belga JOHN VAN HERCK.
A francesa SANDRINE TESTUD classificou-se para a final do TORNEIO DE ATLANTA ao derrotar a croata IVA MAJOLI.
O ATLÉTICO DE MADRID goleou o TENERIFE por 6 a 3 e ficou com o título do TORNEIO TERESA HERRERA.
A vitória do FLAMENGO por 3 a 1 sobre o VALÊNCIA deu ao PALMEIRAS o título NARANJA na ESPANHA.
O CORINTHIANS conquistou o terceiro lugar do TROFÉU RAMÓN DE CARRANZA, em CÁDIZ, por 3 a 0, nesta tarde. MIRANDINHA foi o destaque da partida, marcando dois gols do time brasileiro, aos 29 e aos 38 minutos do primeiro tempo. RAUL, contra, completou o placar para o CORINTHIANS,a os 29 minutos do segundo tempo.    
  16 a. falece a mãe de Dona JACIRA, residente na Rua BENVINDO TOLENTINO NETO, em 22 de agosto de 1998.
  16 a. da internação do meu filho MÁRIO DE CAMPOS VENTURA no HOSPITAL REGIONAL DE FERRAZ DE VASCONCELOS, em 22 de agosto de 1998.
  16 a. da declaração do CESSAR-FOGO, após 23 anos de violência em ULSTER, pelo EXÉRCITO NACIONAL DE LIBERTAÇÃO IRLANDÊS (INLA), em 22 de agosto de 1998. Outras anotações neste sábado: hoje de madrugada faleceu a mãe de DONA JACIRA. Essa senhora passou os últimos anos entrevada numa cama, sofrendo muito. Quase sempre estava internada num hospital e vivia entre as casas de dona JACIRA e de uma outra filha. Pela manhã, LUCINDA soube do passamento da velha senhora por parte de dona JACIRA que contou em detalhes a morte.
JOSE CÂNDIDO DA SILVA retira a velha porta do quarto da frente e já tampa o buraco que ficou. Trabalha na casa o dia todo.
Pelo Campeonato Brasileiro assisto nesta tarde INTERNACIONAL – RS 1 x CORINTHIANS 1. O alvi-negro continua líder, agora com 17 pontos ganhos. No outro jogo: ATLÉTICO PARANAENSE 2 x PORTUGUESA 2.
Estou jogando xadrez no computador quando MARLENE, nervosa, vem me contar que minha mãe telefonou para a casa de dona JACIRA para dar a notícia de que meu filho MÁRIO piorou de saúde e foi internado no Hospital Regional (antigo SÃO MARCOS) em FERRAZ DE VASCONCELOS. LUCINDA fica preocupada e vai manter uma ligação telefônica com dona ALICE. Pouca coisa transmite minha mãe. O MÁRIO está recebendo soro. Quer ela minha presença em POÁ, amanhã. Durante o transcorrer deste sábado leio minhas memórias: 24 a 31 de agosto de 1990 a 1997.
A tenista americana MÔNICA SELES venceu a suíça MARTINA HINGIS e vai disputar a final do ABERTO DE MONTREAL, no CANADÁ. Sua adversária sairá do confronto entre a checa JANA NOVOTNA e a espanhola ARANTXA SANCHES. O croata GORAN IVANISEVIC jogará a final do ATP TOUR DE NEW HAVEN com o eslovaco KAROL KUCERA.
Continuo lendo PAULO COELHO – VERONIKA DECIDE MORRER.   
  15 a. falece o veterano de 32 JOSÉ MARIA AMANDO, mais conhecido pela alcunha de “ZÉ BANANA” em SÃO MANUEL e do Major PM Ref. CARLOS LATORRACA, em 22 de agosto de 1999.
  15 a. do assassinato de mais de 50 civis na comarca de TIBÚ, pelos paramilitares colombianos das AUTODEFESAS CAMPESINAS, em 22 de agosto de 1999. Outras anotações neste domingo: uma manhã agradável. Levanto às 7:30 horas. LUCINDA levantara antes e cuida da casa. Queixa-se de uma inflamação na vista. Às 10 horas, estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI. Na banca de jornais do senhor FRANCISCO adquiro as revistas ISTO É e ÉPOCA e o jornal AGORA. Durante o trajeto que faço de ônibus, metrô e trem, até chegar em POÁ, leio: O terremoto de 7,4 pontos na escala RICHTER deixou mais de dez mil mortos e 33 mil feridos na TURQUIA. Ainda há 35 mil soterrados;
A vice-prefeita de BELÉM, ANA JÚLIA CAREPA, conta como houve suborno no júri que absolveu os comandantes da PM no caso do MASSACRE DE ELDORADO DO CARAJÁS;
Há 20 anos, a 48ª Anistia brasileira permitiu que a história do país fosse contada pelos vencidos de 1964;
No dia 15 morreu no RIO, aos 85 anos, o violonista HÉLIO JORDÃO PEREIRA, integrante do BANDO DA LUA, qrupo que acompanhou a cantora CARMEN MIRANDA em sua carreira no BRASIL e nos EUA. Sofria de câncer.
Em POÁ, também minha mãe queixa-se da vista. Diz ela que vê coisas estranhas, como insetos, riscos. Preocupa-se ela muito com a vida alheia. Cuida do que acontece com a ROSELI, NECO, tia IRENE e uma desditosa filha da ROSELI. Além disso, relembra de fatos desagradáveis do passado. Desse jeito a pressão sobe e surgem distúrbios na saúde. Minha mãe parece ter uma dose de sadismo que carrega durante todos os seus 90 anos. Não só fica doente, como também deixa as pessoas que conversam com ela. Hoje essa visita minha é altamente prejudicada pelo seu baixo astral.
Almoçamos às 14 horas. O CABO PM RENATO VENTURA não ver nos ver hoje porque está de serviço. Só vejo o meu neto FELIPE. Deitamos depois do almoço. Às 16:30 horas, bastante contrariado, deixo POÁ. Minha mãe fez questão de lembrar de fatos “enterrados” há mais de vinte anos.
De trem até ARTUR ALVIM. De metrô até a estação ARMÊNIA e, numa VAN, lotação, regresso a GUARULHOS.
CAMPEONATO BRASILEIRO: O PALMEIRAS voltou a dar vexame e provocou a ira da torcida. O VERDÃO apanhou do GAMA por 2 a 0 em pleno PARQUE ANTÁRTICA. Despencou para a 17ª colocação na tabela, ao lado do BOTAFOGO-SP, com apenas 5 pontos ganhos em 18 disputados.
O SANTOS não mudou com a saída do técnico ÉMERSON LEÃO. A equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo GUARANI, na VILA BELMIRO.
O SÃO PAULO conseguiu a reabilitação com uma vitória sofrida, no MORUMBI, diante do BOTAFOGO, de RIBEIRÃO PRETO, por 1 a 0.
Outros jogos: Em CAMPINAS – PONTE PRETA 1 x PARANÁ 0; Em SÃO JANUÁRIO, VASCO 3 x VITÓRIA 1; Em BELO HORIZONTE, CRUZEIRO 3 x ATLÉTICO PARANAENSE 1; no BEIRA-RIO, INTERNACIONAL 1 x ATLÉTICO MINEIRO 0 e, em CURITIBA, CORITIBA 0 x PORTUGUESA 0.        
  14 a. da ocorrência policial na VILA SANTA CATARINA, ZONA SUL DE SÃO PAULO, onde dois PMs. prenderam em flagrante o ex-polegar RAFAEL ILHA ALVES PEREIRA, com dois papelotes de cocaína, em 22 de agosto de 2000.
  14 a. quando o redator do jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”, ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES tentou o suicídio, no dia 22 de agosto de 2000, com dose excessiva de medicamentos e foi preso, a noite, no HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, onde se encontra internado. Ele já confessou ter assassinado a ex-namorada SANDRA FLORENTINO GOMIDE, em IBIÚNA, no dia 20 de agosto de 2000.
  14 a. da seletiva 165 21 21584 4 75 82 141181, em 22 de agosto de 2000.
  14 a. falece VERA GIANGRANDE, em SÃO PAULO, vítima de  infarto, em 22 de agosto de 2000. Ombudsman do GRUPO PÃO DE AÇÚCAR, desde 1993. Formada em relações públicas, era responsável pelo atendimento ao consumidor. VERA GIANDRANDE tinha 69 anos de idade. Também faleceu em 22 de agosto de 2000 o goleiro argentino CLÁUDIO MARTINEZ, ex–jogador do time PLAZA AMADOR, do PANAMÁ. Estava desaparecido havia uma semana. As causas não foram reveladas.
  14 a. da aplicação da multa de 187 mil dólares pela Federação Britânica de Boxe ao lutador MIKE TYSON, em 22 de agosto de 2000. Ele agrediu o árbitro JOHN COYLE, durante a luta contra o americano LOU SAVARESE, em junho 2000, na ESCÓCIA.    
  14 a. da decisão tomada pelo CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA NOS  TRANSPORTES DOS ESTADOS UNIDOS, depois de quatro anos de trabalho, ao custo de 36 milhões de dólares, dando por encerradas as investigações  sobre o acidente com o BOEING 747 da TWA, em 22 de agosto de 2000. Em  julho de 1996, pouco depois de decolar  do Aeroporto JFK, em Nova  Iorque, com destino a Paris, o avião explodiu sobre o Oceano Atlântico. Os 212 passageiros e dezoito tripulantes morreram.

ACONTECEU EM 22 DE AGOSTO DE 2001 : -  QUARTA-FEIRA
Choveu bem durante a madrugada. Isso faz com que o trânsito tenha quase cem quilômetros de congestionamento por volta das 8:30 horas. Quando saio de casa a temperatura é de 22 graus. No MMDS, presido uma reunião tensa por causa dos maus negócios que estamos tendo nesses últimos meses. O tesoureiro, OREZ, argumenta comigo que durante oito anos os negócios sofreram grandes modificações. Os componentes da organização que acharam de fazer retiradas pesadas de numerário, como adiantamentos, não estão pagando, ou melhor, repondo o dinheiro que tiraram do caixa. A situação não é nada boa.
Parece que hoje é um dia de contratempos. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, dona CÉLIA queixa-se de dona IRENE. As duas têm discutido muito acerca do serviço. Saio da Sociedade por volta das 14:30 horas para fiscalizar a OPERAÇÃO OSÓRIO.

Contato com o FAUSTO sobre o PLANO OSÓRIO, que está abandonado há meses. A pessoa responsável pela OPERAÇÃO cometeu uma falta imperdoável: achou de colocar um cadeado no arquivo que guarda toda a documentação da OPERAÇÃO, desde o seu início, nos anos 1990. Isso não permitiu que eu examinasse a sua atuação e, o que é bem pior, não foi encontrado à testa do serviço. Levo ao conhecimento do JANUS a falta do responsável e mando puni-lo.
Embarco no EXPRESSO BRASILEIRO, na Rua GUAINAZES, retornando a GUARULHOS. LUCINDA leva-me à casa de um vizinho e faço a compra de  duas estantes de um morador da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO que está se mudando para MONGAGUÁ.

O CORINTHIANS fez a FIEL esquecer um pouco MARCELINHO CARIOCA ao bater o CRUZEIRO por 2 a 0, em IPATINGA, pela COPA MERCOSUL. O resultado trouxe paz ao elenco e a liderança isolada pelo Grupo C; o PALMEIRAS, que virou um hospital devido ao grande número de jogadores contundidos, foi parar na UTI na COPA MERCOSUL. O VERDÃO perdeu para o GRÊMIO por 3 a 1. 

A POLÍCIA FEDERAL está investigando o sumiço de seis portugueses. Eles desembarcaram no aeroporto de FORTALEZA no dia 12 de agosto e deveriam ter retornado a PORTUGAL no dia 20, mas não viajaram.

MORRE o pianista LUIZ CARLOS VINHAS, aos 61 anos, vítima de complicações após a realização de uma cirurgia plástica. Foi um dos precursores da Bossa Nova. Tinha entrado em coma no dia 18 de agosto, após sofrer uma parada cardiorrespiratória na clinica Interplástica, em  BOTAFOGO. A causa mais provável foi uma disfunção no fígado, que não teria conseguido metabolizar a anestesia.

OS SEQÜESTRADORES da universitária PATRÍCIA ABRAVANEL deixaram um telefone celular pré-pago para se comunicar com SÍLVIO SANTOS. Também largaram na mansão do empresário, no MORUMBI, um bilhete com instruções para o uso do aparelho e os dias e horários em que ele deverá ser ligado para as negociações sobre o resgate.

A artista plástica e professora ANITA NOBUE FUJIY EGASHIRA, de 56 anos, COMETEU SUICÍDIO, pulando do nono andar do edifício residencial localizado no número 89 da Rua WASHINGTON LUIZ, no centro de SUZANO. ANITA, casada com o medico e proprietário do hospital CAMPOS SALLES, MÁRIO EGASHIRA, saltou da sacada do apartamento de número 91, onde residia com a família. ANITA era mãe de um casal de filhos médicos. Participante ativa da vida social suzanense, a artista, que ensinava pintura em tecido e tinha várias alunas matriculadas, teria deixado escrito que estava se sentindo sozinha e por isso resolveu acabar com a própria vida. 

FALECEU o aposentado carioca ADYR TOURINHO, depois de tomar o remédio LIPOBAY, fabricado pela multinacional BAYER. O medicamento está associado a 52 mortes com sintomas semelhantes no mundo todo. Aos 71 anos, vítima de falência muscular, no RIO.

O ônibus espacial DISCOVERY aterrissou em CABO CANAVERAL, FLÓRIDA (EUA), com três astronautas da EXPEDIÇÃO II da ESTAÇÃO ESPACIAL ALFA, aos passarem mais de cinco meses no espaço. Em 22 de agosto de 2001.

2 002  :  -  651581/ (141/20518).
O JORNAL DA TARDE de 22 de agosto mostrava que o líder da facção PCC GELEIÃO havia mandado cartas às autoridades, inclusive ao governador GERALDO ALCKMIN, com ameaças de dentro do presídio. Além disso, a inauguração do novo altar do Santuário de APARECIDA, em APARECIDA, havia levado 10 mil fiéis à cidade. Na Fórmula 1, MICHAL SCHUMACHER era pentacampeão do torneio. 

A mostra retrospectiva de FRANCISCO REBOLO que o MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO inaugura hoje, quando completaria CEM ANOS, é mais um dos eventos em homenagem ao centenário do artista plástico paulistano que morreu em 1980. Para as comemorações, uma comissão presidida pelo sociólogo ANTÔNIO GONÇALVES planejou uma programação de atividades que começaram neste ano e se estendem até 2004. Essa exposição é considerada o principal evento da programação. São cerca de 160 quadros realizados desde a década de 30, todos escolhidos por LISBETH REBOLO GONÇALVES, curadora e filhado artista. Ela idealizou uma montagem cronológica das obras, maneira de marcar cada uma das fases artísticas de seu pai.

 A bailarina, atriz, diretora e fotógrafa alemã LENI RIEFENSTAHL não deverá comemorar hoje o CENTENÁRIO de seu nascimento com muita tranquilidade. Suas palavras e aparições despertam a ira dos que sofreram com o nazismo durante a 2ª GUERRA MUNDIAL, especialmente os judeus. O motivo é simples: LENI foi a cineasta preferida de ADOLF HITLER, dirigindo para ele um dos mais impressionantes documentários políticos da história, o TRIUNFO DA VONTADE, sobre o Congresso de 1934 do PARTIDO NAZISTA, em NUREMBERG. As imagens grandiosas serviram para difundir com sucesso a ideologia hitlerista. LENI definitivamente atraiu a atenção de HITLER quando estreou na direção com o filme A LUZ AZUL, em que testou vários tipos de lentes e filtros para que as cenas revelassem um clima de conto de fadas. O longa foi premiado no FESTIVAL DE VENEZA de 32 e rendeu ainda o convite para passear com HITLER que, entre outras intenções (LENI conta que ele tentou beijá-la), garantiu que ela seria a responsável pelos filmes de seu governo. A promessa foi cumprida e LENI não só registrou o congresso nazista em O TRIUNFO DA VERDADE como também filmou a OLIMPÍADA DE BERLIM, de 1936, em que utilizou mais de 40 cinegrafistas e consumiu 18 meses de edição para finalizar OLYMPIA, culto à raça ariana. Mesmo CENTENÁRIA, ela ainda é perseguida por sua história – na semana passada, uma sobrevivente do Holocausto a processou, exigindo que LENI reconheça publicamente que errou ao afirmar que nenhum dos figurantes do filme TIERRA BAJA, que ela dirigiu na ESPANHA no início dos anos 40, não tenha sofrido nada. Segundo a autora do processo, dos 48 figurantes, mais de 20 foram mortos em campos de concentração.
A cineasta comemorou o centenário com uma festa para 200 pessoas em sua casa, nas proximidades de MUNIQUE. Entre os convidados, gente famosa como o ex–tenista BÓRIS BECKER.

Uma manhã muito quente. Não estou bem de saúde. A taxa de ácido úrico prejudica-me os calcanhares. Isso dificulta o andar. Mesmo assim, por volta das 11:30 horas estou presidindo a reunião no MMDS.
Chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC quase às 14 horas. Dona CÉLIA está dispensada pelo presidente, que também não comparece nesta tarde, mantendo um contato telefônico para dizer que está correndo com a esposa, que nos últimos dias não vem passando bem. Quer ele uma reunião de diretoria para 30 de agosto, quando irá apresentar os relatórios que lhe chegaram às mãos sobre o desenvolvimento das obras no Monumento–Mausoléu. Quer também a presença do CAPITÃO VENCESLAU, comandante da Companhia do 12º BPMM, encarregada da vigilância do Monumento. Sua idéia é hastear a BANDEIRA NACIONAL diariamente na frente do OBELISCO.
Telefona-me, mais uma vez, o procurador de Estado aposentado EGBERTO MAIA LUZ. Seu grande sonho é voltar a dar aula na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Já conversou com o comandante da APMBB e quer que eu o ajude nisso. Acontece que EGBERTO já está com 84 anos. 

O técnico MURTOSA e o atacante DODÔ, que marcou um gol, estrearam com o pé direito, mas quem roubou a festa dos dois foi o lateral ARCE. O paraguaio marcou dois gols em cobranças de falta perfeitas e teve uma atuação decisiva para que o PALMEIRAS vencesse o SÃO CAETANO por 3 a 2, no PARQUE ANTÁRTICA. Foi a primeira vitória do time no CAMPEONATO BRASILEIRO. PONTE PRETA e GUARANI também fizeram bonito e ganharam de 2 a 0, respectivamente, de CRUZEIRO e GRÊMIO. Já o VASCO perdeu para o GAMA por 1 a 0.

Um boneco de palha, vestido com farda antiga da PM, estava sendo usado para vigiar os cerca de 700 presos no Centro de Detenção Provisória de Taubaté, no Vale do Paraíba. O espantalho substituía um dos PMs encarregados de vigiar a muralha. Quem encontrou o boneco foi a juíza SUELI ZERAIK OLIVEIRA ARMANI DE MENEZES, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, durante uma visita de correição, de rotina, ao presídio.  O comandante do 5º BPMI, TENENTE–CORONEL PM LAMARQUE MONTEIRO, considerou o fato muito grave.

A polícia está investigando o desaparecimento do jornalista CARLOS ALBERTO DE CARVALHO, editor de imagem do programa ESPORTE ESPETACULAR, da TV GLOBO, que sumiu no dia 15, depois de deixar a emissora. Ele já havia sido seqüestrado em outubro de 2001 por bandidos da ROCINHA, que queriam saber quem havia feito a série de reportagens FEIRÃO DAS DROGAS – produzida pelo repórter TIM LOPES, morto em junho. O jornalista foi visto pela última vez às 21 horas do dia 15 de agosto.

O Ministério Público Estadual pediu hoje o bloqueio dos bens do ex–governador LUÍS ANTÔNIO FLEURY FILHO, do empresário JOSÉ PASCOAL CONSTANTINI e do irmão do ex–governador, FREDERICO COELHO NETO, o LILICO. O promotor SÍLVIO MARQUES abriu investigações alegando que eles são suspeitos de desviar pelo menos trinta e dois milhões de reais para contas bancárias em ZURIQUE, na SUÍÇA, e em NOVA YORK, nos EUA.

A jornalista RENATA NACIF, de 21 anos, manteve hoje melhora neurológica, de acordo com boletim divulgado pela Policlínica de BOTAFOGO, zona sul do RIO. A jornalista está em coma desde o dia 15 de agosto, depois de sofrer complicações decorrentes de uma cirurgia no abdômen e nas costas.

O reitor da Universidade de São Paulo – USP – está hospitalizado desde o dia 5 de agosto, vítima de pancreatite aguda. Sua assessoria só autorizou a divulgação hoje. Ele esteve internado no HOSPITAL UNIVERSITÁRIO e foi transferido para o INCOR. Na maior parte do tempo, o reitor precisou de cuidados da UTI e, no domingo, dia 18, passou para a enfermaria.

Um ônibus de turismo com pelo menos 30 sacoleiros foi dominado por dois assaltantes por volta das 19:45 horas na região de JUNDIAÍ. Os passageiros foram feitos reféns durante mais de quatro horas sob a mira de fuzis no cerco feito pela polícia no km 69 da Rodovia DOM GABRIEL PAULINO COUTO. A dupla se entregou à meia–noite após a chegada de parentes que intermediaram a rendição. O bando havia assaltado uma fazenda na região de CAMPINAS e trocado tiros com PMs. Um assaltante e os PMs LUIZ DONIZETE DA SILVA e CÉSAR RICARDO SIQUEIRA morreram. O ônibus havia saído de BRAGANÇA PAULISTA e parou em um posto de gasolina no km 62 da SP-300, quando a dupla entrou. Segundo o TENENTE–CORONEL PM OSNY JOSÉ RODRIGUES DA SILVA, comandante do 11º BPMI, o motorista teve de ir para CABREÚVA.

QUATRO PESSOAS foram assassinadas nesta noite no JARDIM LAS VEGAS, em GUARULHOS. Esta foi a 47ª CHACINA registrada neste ano. O número de vítimas fatais sobe para 155. O alvo dos criminosos seria SÉRGIO RICARDO DA SILVA MASCARENHAS, de 25 anos, um dos traficantes da região. Há cerca de dois anos tentaram assassinar o JÚNIOR ENCRENCA, como MASCARENHAS era conhecido. A polícia acredita que os mesmos criminosos voltaram para acertar as contas novamente. 

SAIU do Hospital Sírio Libanês, em que esteve internado por uma semana para tratar de uma pneumonia, o ator ANTÔNIO FAGUNDES, de 53 anos. Por recomendação dos médicos, ele ficará uma semana em repouso.

CRIADA pelo governo a maior área de preservação do mundo, o PARQUE NACIONAL DE TUMUCUMAQUE. Com três milhões e oitocentos mil hectares, fica no Estado do AMAPÁ.

INDENIZADA pelo jornal inglês SUNDAY MIRROR a ex–modelo HEATHER MILLS, mulher do ex–beatle PAUL McCARTNEY. Ela aceitou a oferta de setenta e seis mil dólares do jornal para interromper o processo de calúnia e difamação que movia após publicação de reportagem sobre supostos desvios de verbas da entidade filantrópica que coordena.
    
2 003  :  -  SEXTA-FEIRA
Depois de fechar as portas por mais de 11 meses, o TUCA reabre hoje. Palco que recebeu nomes como CHICO BUARQUE e TOQUINHO, o teatro está aberto a projetos da comunidade. Vítima de dois incêndios em 1984, o teatro já passou por duas reformas – a última teve início no final de 2002. Agora, ele está equipado para abrigar peças teatrais, shows, espetáculos de dança e palestras. A história do TUCA começou em 1965, quando foi encenada “MORTE E VIDA SEVERINA”, peça musicada por CHICO BUARQUE que correu o mundo recebendo prêmios. Desde então, tornou-se pólo das manifestações culturais e políticas da época, chegando a servir de sede para o Congresso de Reconstrução da UNE (União Nacional dos Estudantes), ocasião em que tropas militares atacaram violentamente o local. Anos mais tarde, em 1984, o teatro sofreu dois incêndios criminosos que só deixaram inteiros o hall de entrada e a fachada. Daquela época, a diretoria fez questão de preservar as marcas do fogo nas paredes. A programação inicial marca também o aniversário da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA, a PUC, que foi fundada em 22 de agosto de 1946. Para comemorar a data, haverá shows fechados para funcionários, operários e alunos: dois com TOQUINHO, no final de semana, e um com os DEMÔNIOS DA GAROA, na segunda-feira, dia 25. No dia 22 de setembro será realizado um evento em homenagem ao poeta HAROLDO DE CAMPOS, morto neste mês de agosto.

Numa reunião no MMDS com AMÉRICO e RONALDO foram estudadas as diretrizes para o emprego da reserva em caixa da Entidade, criada em 21 de agosto. Isso é para evitar que certos oficiais desastrados com as finanças façam mau uso do dinheiro aplicado em fundo de ajuda. Não é fácil contentar determinadas pessoas, não podendo avaliar quais são suas intenções.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro o Cel MENDES. Conta-me que está havendo uma ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA da COOP MIL, no salão social da Associação dos Oficiais da Reserva, para deliberação da reforma ampla e geral do Estatuto Social. Ele cumprimenta o Sr. MARCONDES, que já está na Casa e, logo depois, retorna à AORPM.
Recebo um telefonema de BOTUCATU. Familiares de ex-combatente quer saber de detalhes de uma LEI que isenta o veterano de não pagamento de imposto. Dizem ser a LEI nº 211-1948. O tenente BARRETO vasculha todo o arquivo do Departamento Jurídico da PM e não descobre isso. Acredito que a pessoa que me telefonou está equivocada.
O cerimonial do Palácio dos Bandeirantes, através de FABIANA, pede-me o histórico da Sociedade, bem como o seu Estatuto. Será que isso tem alguma coisa a haver com a audiência do nosso presidente com o governador no dia 27? Levou ao conhecimento do Sr. MARCONDES esse pedido que é passado para o Palácio através do e mail da solicitante: fabianaoliveira @ sp.gov. br
O Ministro GUÁLTER GODINHO telefona para o MMDC para saber de detalhes acerca da reunião do CONSELHO SUPREMO na próxima sexta-feira. O nosso veterano SILVEIRA PEIXOTO manda uma correspondência a respeito do acórdão do TRIBUNAL DE JUSTIÇA (ainda aquele caso do agravo de instrumento provocado pelo IPH).
Acerto com o Sr. MARCONDES a nossa ida a ITU, amanhã. O CAPITÃO BENEDITO GILMAR DIAS irá buscá-lo às 8 horas. Mais tarde, já em casa, o próprio Capitão DIAS me telefona. Acertamos o horário das 7:30 horas para ele me pegar no CSM/AM (o PM JOÃO entrará de serviço amanhã e aproveitarei a “carona” para ir até esse quartel, onde aguardarei a chegada do Capitão DIAS).

A lista parcial do técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA para a estréia do BRASIL nas eliminatórias do MUNDIAL, dia 7 de setembro, contra a COLÔMBIA, reúne a base da seleção campeã de LUIZ FELIPE SCOLARI. Entre os 17 estão RONALDO, RONALDINHO, RIVALDO, ROBERTO CARLOS e CAFU, além de KAKÁ.
 
A Polícia Civil aguarda o resultado dos exames toxicológicos e anatomopatológico para saber se o empresário CAIO FRANCISCO DE ALCÂNTARA MACHADO, morto no dia 20, foi ou não envenenado. As suspeitas foram levantadas pelos filhos EDUARDO e LUÍS AUGUSTO, do primeiro casamento, e ANA TEREZA, do segundo casamento. Segundo o delegado, MANOEL ADAMUZ NETO, os irmãos se desentenderam na delegacia e demonstraram não manter uma “relação fraternal”.
Pelo menos dezesseis pessoas morreram hoje em conseqüência da explosão de um veículo lançador de satélites brasileiros (VLS-1 e VO3), na plataforma da qual seria lançado, na base de ALCÂNTARA, no MARANHÃO, na segunda-feira, dia 25. A explosão do foguete, que tinha 30 metros de altura (o tamanho de um prédio de dez andares) ocorreu às 13:30 horas, mas o número de vítimas foi divulgado pelo Ministério da Defesa no início da noite. Antes disso, a Secretaria de Segurança Pública do MARANHÃO informara que 19 pessoas morreram e 20 estavam feridas, algumas em estado grave. À noite, já se falava em 21 mortes. As vítimas eram de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA lamentou as mortes, mas reafirmou o objetivo do Governo de prosseguir no desenvolvimento de uma tecnologia espacial brasileira. Em rápida entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o ministro da Defesa, JOSÉ VIEGAS, disse que informações preliminares davam conta de 16 mortes. Ele embarca amanhã para o MARANHÃO, onde acompanhará rescaldo e buscas.
Um PM foi preso acusado de matar a mulher com um tiro. O crime aconteceu hoje à noite no pavilhão da FEIRA AGROCOMERCIAL e INDUSTRIAL de ARARAQUARA, no seu interior. O PM DAVID LAURINDO atirou na cabeça da mulher, ROSELI APARECIDA DOS SANTOS, que trabalhava em uma barraca na feira. Ela morreu no local. O motivo do crime teria sido ciúme. LAURINDO se entregou logo após o crime, foi encaminhado à delegacia da cidade, e transferido para o PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES, em SÃO PAULO.
Os EUA estão investigando a possibilidade de os responsáveis pelo ataque à sede da ONU, em BAGDÁ, no dia 19, terem recebido a ajuda de guardas de segurança iraquianos que trabalhavam para o órgão. No atentado morreu o representante da ONU no IRAQUE, o brasileiro SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, e pelo menos outras 22 pessoas. Numa cerimônia em homenagem ao diplomata no aeroporto de BAGDÁ, antes de o corpo ser embarcado num avião da FAB, o administrador americano do IRAQUE, PAUL BREMER, foi tomado pela emoção. “Não seremos detidos pelo terror”, afirmou chorando. O corpo do brasileiro, que estava em GENEBRA hoje à noite, deve chegar amanhã no RIO DE JANEIRO. O secretário-geral da ONU, KOFI ANNAN, confirmou que estará  no velório. 
A cineasta alemã LENI RIEFENSTAHL comemorou hoje CENTO E UM ANOS em uma cama, pois se recupera de uma operação contra câncer. Ela dirigiu O TRIUNFO DA VONTADE, em 1934, sobre o Congresso do Partido Nazista, em NUREMBERG.
DIVULGADA a detenção de 26 homens acusados de sodomia numa livraria americana. A prisão, que ocorreu em julho, desafia a decisão da Suprema Corte dos EUA, que tornou ilegais leis estaduais que proibiam o sexo entre homens. Em HARRISONBURG, na VIRGÍNIA.
ASSISTO no SBT o filme CONAN, O DESTRUIDOR. É de 1984. Direção de RICHARD FLEISCHER, com ARNOLD SCHWARZENEGGER, GRACE JONES, WILT CHAMBERLAIN, MAKO e OLÍVIA DABO. CONAN, o guardião de uma jovem princesa, parte em uma perigosa viagem por mundos estranhos para recuperar um cristal mágico, em poder de um feiticeiro. No percurso ele consegue a simpatia e a força de uma guerreira negra, disposta a ajudá-lo. Na continuação da série iniciada há dois anos antes, é possível notar que ARNOLD ainda não era um astro e o diretor FLEISCHER, ao contrário, já beirava a decadência.
2 004  :  -  DOMINGO
O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” publica hoje um caderno especial “VARGAS – 50 ANOS DEPOIS DAQUELE TIRO”. Cinqüenta anos após sua morte, ocorrida em 24 de agosto de 1954, GETÚLIO VARGAS ainda divide historiadores. Até hoje não existe, por exemplo, uma biografia definitiva sobre o homem em cuja ditadura foi gerada a CLT e que, quando eleito, teve dificuldade em lidar com a democracia e com a imprensa. Nesse caderno, os principais tópicos são: O PRESIDENTE SE MATA: O MITO SOBREVIVE; A ÚLTIMA CARTA DE GETÚLIO FICOU ESCONDIDA; O DEPOIMENTO DE QUEM VIU VARGAS CAIR: RUY MESQUITA; “PAI DOS POBRES” CRIOU O MÍNIMO E A CARTEIRA DE TRABALHO; HERDEIROS PASSAM LONGE DA HISTÓRIA; FHC:SE FOSSE VIVO, VARGAS ESTARIA CONTRA ESSA CLT; NO TEMPO EM QUE O ESTADO FAZIA QUASE TUDO e UM CASO DE AMOR COM O TEATRO REBOLADO.
JOÃO RICARDO, sobrinho da LUCINDA, filho de dona MARIA, vem até nossa casa, pela manhã. Faz-se acompanhar do EDILSON, namorado de sua irmã SILENE. É que logo mais eles vão comemorar os DEZ ANOS de JOÃO FELIPE, filho da SILENE. O menino completou os dez anos no dia 20 de agosto, mas a festa será realizada neste domingo. Eles convidam a LUCINDA para participar do evento. O JOÃO RICARDO faz questão de mostrar ao EDILSON a minha biblioteca. O rapaz se interessa pelos meus arquivos. Ele trabalha na HEBRAICA, onde cuida do som e do jogo de luzes do palco.
Logo mais à tarde, a SILENE vem nos buscar para ir até sua casa. Ela reside perto de onde moramos. Ali, vamos passar algumas horas em companhia de parentes: MARIA e ESMERALDA (irmãs da LUCINDA), SIMONE (irmã da SILENE), PEDRO e CIDA (tios da SILENE), MARLENE, SÔNIA, JOÃO RICARDO, EDILSON (com sua mãe, irmã e sobrinha) e demais parentes. O EDILSON é um apaixonado pela informática. Mostra sua câmera digital, filmando as cenas da festa e já as jogando no computador. Um pequeno computador de mão está acoplado a tudo isso. Chego até a jogar xadrez nesse computador. Durante um bom tempo conversamos com os participantes do evento e conhecemos pessoas que são parentes do EDILSON. Somente depois das 18 horas é que a SIMONE nos traz de volta para casa. 
Trabalho até tarde nas minhas memórias, tentando colocar em dia os apontamentos. Mesmo assim não completo todo o serviço e alguma coisa fica para a semana que vem.
O SANTOS recuperou a liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO com a goleada por 4 a 1 sobre o FIGUEIRENSE, em jogo disputado em MOGI-MIRIM. Os santistas foram a 47 pontos, mesmo número do PALMEIRAS, que empatou por 2 a 2 contra o VITÓRIA, em SALVADOR, mas tem duas vitórias a menos. No RIO, o SÃO PAULO perdeu do FLUMINENSE por 1 a 0. OUTROS RESULTADOS: INTERNACIONAL 1 x CORITIBA 1; GOIÁS 5 x PONTE PRETA 0; CRICIÚMA 1 x CRUZEIRO 2; ATLÉTICO PR 2 x PAYSANDU 0; ATLÉTICO MINEIRO 1 x BOTAFOGO 1; JUVENTUDE 2 x SÃO CAETANO 2.
ROBERT SCHEIDT tornou-se o primeiro herói brasileiro em ATENAS e o maior atleta olímpico do País em todos os tempos. Conquistou a medalha de ouro na classe LASER.
As meninas do basquete perderam da AUSTRÁLIA, mas o resultado não foi de todo mal, já que só enfrentarão os EUA numa eventual decisão pelo ouro.
O grande salto do ano que JADEL GREGÓRIO esperava que pudesse sair hoje, na pista do Estádio Olímpico, não saiu e o triplista não ocupou um lugar no pódio da prova que já deu seis medalhas para o BRASIL, com ADHEMAR FERREIRA DA SILVA (o duplo ouro, em 1952 e 1956), NELSON PRUDÊNCIO (prata em 1968 e bronze em 1972) e JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA (bronze em 1976 e 1980). JADEL terminou em quinto lugar. A medalha de ouro foi conquistada pelo campeão mundial CHRISTIAN OLSSON, da SUÉCIA. O romeno MARIAN OPREA levou a medalha de prata e o russo DANILA BURKENYA a de bronze. O cubano YOANDRI BETANZOS foi o quarto.
O escocês DARIO FRANCHITTI obteve hoje a sua segunda vitória na INDY RACING LEAGUE, ao vencer o GP de PIKES PEAK, décima-segunda etapa da temporada, disputada na região montanhosa do Estado norte-americano do COLORADO. Ele havia vencido o GP de MILWAUKEE, em 25 de julho. O melhor brasileiro na prova foi TONY KANAAN, companheiro de FRANCHITTI na equipe ANDRETTI-GREEN, que chegou em quinto lugar. O segundo colocado, ADRIAN FERNANDEZ, havia conseguido, na semana passada, no KENTUCKY, a primeira vitória na categoria. A terceira posição da prova foi do inglês DAN WHELDON, outro piloto da ANDRETTI-GREEN. O brasileiro HÉLIO CASTRONEVES até brigou pela liderança, mas acabou em sexto lugar. Já VÍTOR MEIRA foi o sétimo, enquanto o paulista FELIPE GIAFFONE ficou em 16 º lugar.
O novo representante da família SENNA nas pistas, BRUNO, 21 anos, filho de VIVIANE e sobrinho de AYRTON, fez a sua estréia hoje na categoria-escola FÓRMULA BMW, em BRANDS HATCH. BRUNO surpreendeu nas classificações para o grid, ao registrar o 11º tempo para a 1ª corrida e o 10º tempo para a segunda prova.
Nova onda de ataques aos moradores de rua do centro de SÃO PAULO na madrugada deste domingo matou uma mulher de cerca de 40 anos e deixou outros três feridos. Como na quinta-feira, as vítimas foram golpeadas na cabeça, com um pedaço de pau ou de ferro. O número de mortos do ataque anterior subiu para cinco, depois que um homem hospitalizado não resistiu aos ferimentos. Com os ataques de hoje, são seis mortos e nove feridos no total. Os investigadores acreditam tratar-se de um grupo.  Ontem à noite, o reforço no policiamento já tinha desaparecido.
Operação com policiais do RIO e de BRASÍLIA acabou hoje com a prisão, em SÃO PAULO, de MÁRCIO JOSÉ SABINO, o MATEMÁTICO, gerente do traficante carioca RÓBSON ANDRÉ DA SILVA, o ROBINHO PINGA. Ele integra uma dissidência de facção criminosa. Foi preso ao sair do SHOPPING ARICANDUVA.
Um incêndio destruiu hoje a indústria têxtil SULTAN, que confeccionava artigos para cama, mesa e banho e funcionava há 45 anos na região da PENHA, região leste da Capital. Dois funcionários trabalhavam no local quando o incêndio começou. Ninguém ficou ferido. Para apagar o incêndio, que começou por volta das 2 horas, foram mobilizadas 29 viaturas e 65 homens. O comandante do CORPO DE BOMBEIROS, CORONEL JAIR PACA DE LIMA, afirmou que a maior dificuldade para combater as chamas foi ter de transportar nas viaturas os 250 mil litros de água. Onze botijões de gás estavam armazenados dentro da indústria. MÁRCIA BECKER, diretora da SULTAN, disse que o plano era transferir a indústria para ITAQUAQUECETUBA, na GRANDE SÃO PAULO, onde já funciona outra unidade.
Ele poderia simplesmente desaparecer da televisão, como a maioria dos personagens de comercial. Ao invés disso, CARLOS MORENO resolveu elaborar uma explicação convincente para abandonar as donas de casa, que passaram os últimos 26 anos confiando em seus segredinhos de limpeza. Hoje, após estrelar mais de 300 comerciais, o eterno garoto BOMBRIL surgiu na tela para se despedir de suas fãs. “Não se preocupem, senhoras. Eu fiz um bom pé-de-meia”, disse ele na propaganda. Quem acompanha a seqüência de comerciais da campanha, criada por WASHINGTON OLIVETTO em 1978, deve achar que o rompimento de MORENO com a marca não passa de mais uma gracinha do ator. Afinal, em 1981, ele já esboçava sinais de despedida. Apareceu triste na tela, tirou o avental da empresa e disse que havia perdido aquela “boquinha”. O público levou a história tão a sério, que a BOMBRIL recebeu até ameaças de boicote caso aposentasse mesmo o ator. CARLOS MORENO é ator, cenógrafo, figurinista e designer gráfico. Formou-se em arquitetura na Universidade de SÃO PAULO e fez pós-graduação nos EUA. Tornou-se ator na década de 70, como co-fundador do grupo experimental POD MINOGA STUDIO. Entre seus trabalhos estão “QUIXOTE”, com direção de FÁBIO NAMATAME, e “GUERREIRAS DO AMOR”, dirigida por CELSO FRATESCHI. Na televisão, participou do programa infantil “RA-TIM-BUM”, da TV CULTURA. No cinema, atuou em “FOGO E PAIXÃO”, de ISAY WEINFELD. Atualmente, o ator está em cartaz com a peça “TURISTAS & REFUGIADOS”, com direção de RENATA MELLO e dramaturgia de MARTA GÓES.   
Tanques americanos avançaram hoje em NAJAF, chegando a 800 metros da mesquita do Imã ALI, o mais importante santuário xiita, enquanto intensos combates com os rebeldes xiitas na vizinha cidade de KUFA provocaram a morte de pelo menos 40 iraquianos.
Dois homens encapuzados e armados roubaram hoje o quadro “O GRITO”, de EDVARD MUNCH, do MUSEU MUNCH, em OSLO, capital da NORUEGA. Além da obra-prima do artista, os ladrões fugiram com outra pintura, “MADONNA”, em plena luz do dia para o espanto dos visitantes do museu que estava cheio na hora do crime. Os ladrões fugiram num AUDI preto dirigido por um terceiro bandido. O carro foi encontrado e a polícia também achou partes da moldura dos quadros próximo ao local, onde uma testemunha disse ter visto um veículo suspeito.
O falecido líder máximo chinês DENG XIAOPING odiava o culto da personalidade, mas hoje, no CENTÉSIMO ANIVERSÁRIO de seu nascimento, os líderes do PARTIDO COMUNISTA quase deificaram o diminuto reformista para sublinhar a própria legitimidade. Uma estátua de bronze do homem cuja política enriqueceu muitos chineses foi inaugurada; relógios de ouro comemorativos foram distribuídos; novas sinfonias, apresentadas; um concerto reuniu 200 pianistas, em SHENZHEN; e incontáveis livros, publicados. O furor da propaganda não serve apenas para lembrar o guerrilheiro, bebedor, fumante inveterado e aficionado do bridge que morreu em 1997, aos 92 anos, depois de libertar a CHINA das algemas do planejamento econômico central comunista e reabilitar milhões de expurgados na caótica Revolução Cultural de 1966-1976. O chefe do PC e presidente HU JINTAO, e outros líderes estão ansiosos para ser vistos como reformistas nos moldes de DENG.
DESTRUÍDO um centro comunitário judaico em PARIS. O prédio foi depredado e incendiado. A polícia encontrou suásticas e inscrições anti-semitas nas paredes não atingidas pelo fogo. Não houve feridos.
2 005   :   -   SEGUNDA-FEIRA
Vamos hoje para a terceira reunião da Comissão que estuda o Regimento Interno do CONSELHO SUPERIOR da AORRPM. Na sede da Entidade, converso com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO (presidente do Conselho Deliberativo), com o CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES (vice-presidente da Diretoria Executiva) e outros oficiais, enquanto aguardo a composição da Comissão: TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM, MAJORES CHICONELLO e YOLANDO BRUNO e TENENTE EDMILSON. Vamos caminhando pelos artigos, títulos, capítulos do RI e hoje atingimos a metade do trabalho. O MAJOR CHICONELLO, secretário, já apresentou por escrito os primeiros vinte artigos. É difícil, moroso, cansativo, mas a satisfação é fazer algo bem feito. Ficamos reunidos até 12:30 horas. Marcamos a próxima reunião para o dia 30, às 14 horas, fugindo a rotina antes estabelecida, porque o TENENTE EDMILSON tem um compromisso inadiável na segunda-feira próxima.
Converso com o CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES sobre a matéria que irá ser submetida à Assembléia Geral, no próximo dia 25, que será presidida por mim. Trata-se de uma parceria da AORRPM com escritórios de advocacia e a razão da Assembléia é verificar se a plenária concorda com a mesma.
Com oficiais do MMDS, temos um estudo criterioso sobre uma aula de segurança que será desenvolvida pela nossa Instituição amanhã cedo. Não poderei comparecer no local e deixo o CARBAIA encarregado do comandamento.            
Passo uma tarde desiludido na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Os bombeiros examinaram as fiações dos telefones e depois mantiveram contato com a telefônica. O resultado é deprimente: nossos aparelhos estão mudos por falta de pagamento. Isto é, não temos comunicação. Por outro lado, falta tinta para a impressora e a funcionária LILIAN não tem condições de imprimir documentos. A outra funcionária, a LUCIENE, que já faltara na sexta-feira, também não vem hoje. Tudo isso vai deixando a gente num estado de insolvência. Os outros conselheiros pouco ajudam. Um deles, o Professor EGBERTO MAIA LUZ vem discutir sobre uma comissão para um trabalho que iria ficar para a posteridade. Acontece que não temos dinheiro para mandar publicar a constituição da comissão em Diário Oficial. Percebe-se que ele também não está gostando de como vai indo o trabalho da Sociedade. Também não conto com as presenças do presidente, nem do vice e nem do tesoureiro, ou melhor, de ninguém. Trabalhar assim é desagradável. Toma-se decisões que, se erradas, a gente vai ser um verdadeiro “bode expiatório”.
Recebo um telefonema do presidente, que usou o celular da funcionária. Quer saber se existem novidades. Não quis azedar a tarde do GINO. Por volta das 16:30 horas, bastante amolado, retorno para casa.
  
O mercado reagiu bem às declarações dadas ontem pelo ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, e operou em calma hoje. O dólar registrou queda de 2,65%, a maior em dois anos e meio, e fechou em R$2,385. A Bolsa teve alta de 2,32% e o risco-país recuou 2,86%, para 407 pontos. Na sexta-feira, dia 19, as acusações do advogado ROGÉRIO BURATTI contra o ministro haviam deixado o mercado apreensivo.

O presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, foi vaiado hoje em SÃO PAULO durante almoço do qual participavam cerca de mil empresários, no CLUBE MONTE LÍBANO, em evento da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do BRASIL. As vaias aconteceram quando SEVERINO respondeu ao diretor de assuntos corporativos da NESTLÉ, CARLOS FACHINA, que manifestou receio de que as investigações das CPIs no Congresso acabem em pizza, sem a punição dos deputados envolvidos nos escândalos de corrupção. Quando falou que esperava que a Câmara não se transformasse em mais uma das 2.500 pizzarias que já existem em SÃO PAULO, o empresário foi fortemente aplaudido.

CONDENADO à prisão perpétua o terrorista americano ERIC RUDOLPH, de 38 anos. Ele desculpou-se publicamente pelo atentado que matou uma pessoa e feriu mais de cem no CENTENNIAL PARK, de ATLANTA, nas OLIMPÍADAS de 1996. Ma não mencionou os outros três atentados dos quais é autor – explosões numa boate gay e duas clínicas de aborto – que mataram uma pessoa e feriram onze. Ele estava foragido havia cinco anos.

DESCOBERTO por um estudante da Universidade de LEIDEN, na HOLANDA, um manuscrito de ALBERT EINSTEIN. O material, datado de 1924, descreve a transformação dos átomos de um gás em temperaturas muito baixas, fenômeno conhecido, atualmente, como condensação BOSE-EINSTEIN. O documento estava na biblioteca, entre papéis do físico PAUL EHRENFEST, amigo do cientista. Na HOLANDA.

ENCONTRADA a cantora de jazz MADELEINE PEYROUX, desaparecida desde o dia 19, por um detetive contratado pela UNIVERSAL CLASSICS. Segundo a gravadora, a cantora, que tem a voz comparada à de BILLIE HOLIDAY, estava com seu agente em NOVA YORK e não queria mais promover seu terceiro e mais recente álbum, CARELESS LOVE. Em NOVA YORK.

ACIDENTOU-SE a atriz SCARLETT JOHANSSON, de 20 anos, que atuou em A ILHA. Ela bateu o carro ao tentar fugir de fotógrafos.

Duas semanas antes do previsto, terminou hoje a retirada dos colonos judeus da FAIXA DE GAZA. Foram removidas 8.500 pessoas das 21 colônias criadas desde a ocupação do território, em 1967. A entrega do controle de GAZA à AUTORIDADE PALESTINA está prevista para outubro, após a demolição das casas e desde que não haja violência. Na CISJORDÂNIA, um pequeno grupo de moradores e cerca de dois mil extremistas de direita, armados, estão dispostos a resistir à remoção.

Um terremoto de 4,5 graus na Escala RICHTER sacudiu hoje ROMA e algumas cidades costeiras, provocando pânico na região e causando a morte de um idoso que caiu de uma escada. O epicentro foi registrado no fundo do mar a sudoeste de ROMA, perto da cidade costeira de ANZIO, acrescentando que o tremor ocorreu às 14 horas locais (9 horas de BRASÍLIA).

O misterioso pianista que apareceu em abril em uma praia britânica foi identificado como um alemão de 20 anos da BAVÁRIA, pondo fim a quatro meses de suspense. Seu nome não foi divulgado e o governo se negou a dar informações sobre a vida do jovem, que ficou conhecido como “O HOMEM DO PIANO” porque adorava ficar tocando piano da capela do hospital para onde tinha sido levado.
Segundo o jornal britânico DAILY MIRROR, o jovem loiro de olhar triste finalmente rompeu seu silêncio e revelou no dia 19 que era alemão, homossexual e tinha ido para a GRÃ-BRETANHA e tentado se suicidar no mar após perder o emprego em PARIS. De acordo com o diário, ele disse a uma enfermeira do Hospital LITTLE BROOK, de DARTFORD, em KENT, que seu pai tem uma fazenda e ele tem duas irmãs na ALEMANHA. Um porta-voz da Embaixada da ALEMANHA informou que o homem misterioso recebeu novos documentos e foi enviado para casa no dia 20, sábado.
Apesar das informações de que ele havia tocado partes do LAGO DOS CISNES, de TCHAIKOVSKI, e músicas de JOHN LENNON no piano do hospital de MEDWAY, para onde fora levado inicialmente, uma fonte disse ao MIRROR que ele não tocava bem e às vezes ficava batendo na mesma tecla por um bom tempo. O DAILY MIRROR disse que o jovem  havia trabalhado antes com doentes mentais e imitou alguns de seus comportamentos para levar os médicos britânicos a pensarem que ele estava com algum problema mental.

Oito minutos antes do fim do prazo estabelecido para a apresentação do projeto da nova Constituição iraquiana, o presidente da Assembléia Nacional HAKIM AL-HASSANI, recebeu hoje o texto apresentado pelo líder da comissão constitucional, HAMAM HAMUDI. O projeto, no entanto, não foi votado pelo plenário, uma vez que os líderes da comissão informaram a existência de “alguns pontos pendentes” sobre os quais xiitas, sunitas e curdos divergem profundamente e deverão ser debatidos por mais três dias. Após a aprovação do texto pelo Legislativo – por maioria simples dos 275 deputados – o projeto de Constituição será submetido a um referendo popular. A facção sunita, minoritária na Assembléia e na população iraquiana, ameaça liderar uma campanha pela rejeição da Carta na votação popular, caso suas demandas não sejam atendidas.

Com talento, graça, beleza e, sobretudo, resultados, MARIA SHARAPOVA escreve sua história no tênis feminino. É a partir desta semana a primeira russa a liderar o ranking da WTA, desde que este sistema de pontuação foi criado em 1975, e é também a 5 ª mais jovem – depois de MARTINA HINGIS, MÔNICA SELES, TRACY AUSTIN e STEFFI GRAF – a ser coroada rainha. Por ironia, depois de ter deixado passar outras quatro grandes chances (em ROLAND GARROS, BERLIM, ROMA e LOS ANGELES), herdou o trono sem precisar jogar, pois a líder anterior, LINDSAY DAVENPORT, não pôde defender seus pontos em TORONTO por causa de uma lesão. DAVERPORT ocupa a vice-liderança: AMÉLIE MAURESMO está em terceiro, seguida de KIM CLIJSTERS. SVETLANA KUZNETSOVA é a quinta, à frente de ELENA DEMENTIEVA, JUSTINE HENIN, SERENA WILLIAMS, NADIA PETROVA e VENUS WILLIAMS.

Moradores de ROMA fugiram de suas casas e escritórios quando os edifícios da capital italiana balançaram por cerca de cinco segundos. Um pequeno terremoto disseminou pânico entre os romanos e também de cidadãos vizinhos, que cogitaram a possibilidade de um tsunami na costa italiana.

2 006   :   -      TERÇA-FEIRA
Há um quarto de século saía de cena um dos maiores nomes da história do cinema brasileiro. Para homenagear os 25 anos da morte de GLAUBER ROCHA, a CINEMATECA exibirá uma maratona com seus filmes na próxima quinta-feira, dia 24. Entre as raridades estarão os longas A IDADE DA TERRA, CÂNCER e DI CAVALCANTÍ, O curta-metragem O PÁTIO, o primeiro realizado pelo cineasta, e os documentários DEPOIS DO TRANSE e ANABAZYS, feitos por sua filha, PALOMA ROCHA e por JOEL PIZZINI, para as edições restauradas dos DV TERRA EM TRANSE e A IDADE DA TERRA.
 
Uma data histórica esta de hoje. Mais um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC está em vias de ser criado. Para isso vamos para a região de SÃO MIGUEL. O CORONEL MENDES está me esperando na ARMÊNIA por volta das 9 horas. Com alguma dificuldade, pois o caminho não é bem conhecido, vamos chegar com folga no horário combinado, na RUA PIRES DO RIO, 335, onde fica um estabelecimento comercial do Senhor CLAUDIONOR CORREIA LEÃO, presidente do CONSEG de SÃO MIGUEL. Essa reunião foi organizada pelo TENENTE ALEXANDRE, do 29º BPMM, com o intuito de se criar um núcleo de nossa cidade nessa região de SÃO PAULO. Aos poucos vão chegando os convidados: DÉCIO JOSÉ VENTURA (Sub-Prefeito de SÃO MIGUEL PAULISTA), ROGÉRIO DIAS DA SILVA (Comandante do Projeto Bombeiro-Mirim), TUANY CÉSAR DE LIMA, SÉRGIO MOREIRA MIRANDA, JOÃO SALMERON FILHO, LUIZ CARLOS, LIRO DE JEAN PIMENTA, ALEXANDRE BUENO PINHEIRO, HILÁRIO LABAT UCHÔA (Gerente de Serviço da NITRO QUÍMICA), LUIZ CARLOS PADILHA e AJURY FREIRE DE ALENCAR FILHO. Num ambiente descontraído, o CORONEL MENDES e eu explicamos o que se precisará fazer para criar o núcleo do MMDC. A idéia é muito bem acatada e é quase certo de que teremos uma nova Sociedade em SÃO MIGUEL. Por volta do meio-dia deixamos esse local e vamos para um restaurante na Avenida ÁGUIA DE HAIA, vizinho do Centro Social dos Cabos e Soldados (Regional 21 – zona leste), presidido pelo PM ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA JÚNIOR (colega do CABO JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR no choque). Nesse restaurante, a oficialidade do 29º BPMM aguarda nossa chegada, capitaneada pelo Comandante, TENENTE-CORONEL PM ROBERTO FERNANDES. Almoçamos e conversamos sobre nossas intenções nesse dia. As horas transcorrem sem que déssemos conta delas, mas o MENDES tinha marcado um encontro no CPAM6, com o CORONEL RENATO ALDARVIS, para as 15 horas. Vamos conhecer a nova Avenida JACU-PÊSSEGO. Através dela chegamos a SÃO MATEUS. Atravessamos essa região limítrofe de SANTO ANDRÉ e, um pouco atrasados, chegamos no CPAM-6. Aguarda-nos o Comandante, CORONEL PM RENATO ALDARVIS; o Chefe do Estado-Maior, TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO RISSI FILHO, o MAJOR PM JOSÉ QUESADA FARINA (será promovido a TENENTE-CORONEL no dia 25 próximo), o SARGENTO RONALDO, Comandante do TIRO DE GUERRA de SANTO ANDRÉ; o SARGENTO ROGÉRIO, Comandante do TIRO DE GUERRA de SÃO BERNARDO, o Assessor Especial do Prefeito de SÃO BERNARDO, ANTÔNIO APARECIDO ZANON e FANCHIONI. O MAJOR PM JOSÉ QUESADA FARINA trata de todos os detalhes sobre um evento de 28 de agosto, quando o Prefeito de SÃO BERNARDO será condecorado com a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Esse acerto de uma solenidade que contará com a presença da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Civil e representantes da Comunidade do município de SÃO BERNARDO, é demorado e minucioso. Vamos permanecer reunidos no CPAM-6 até mais de 18 horas. O MENDES ainda irá até sua casa para vestir o terno da maçonaria e partirá para uma sessão maçônica numa loja situada na Rua RODRIGO DE BARROS. São 19 horas quando ele me deixa na ARMÊNIA. Foi uma data atípica. Não comparecemos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas muito fizemos pela entidade.       

O frio recorde da madrugada de hoje, aliado ao calor do dia anterior, provocou o rompimento de um cabo da rede elétrica da CPTM, entre a estação LAPA e BARRA FUNDA, na LINHA B (ITAPEVI-JÚLIO PRESTES). Com isso, aproximadamente 6.500 passageiros ficaram sem transporte das 4:45 horas do acidente, até às 6:05 horas. A situação só foi normalizada por volta das 8 horas.

Um avião monomotor fez, hoje à tarde, um pouso de emergência na alça de acesso do km 54 da Rodovia CASTELLO BRANCO, no sentido Capital-Interior, região de ARAÇARIGUAMA, na GRANDE SÃO PAULO. O piloto ÉLCIO ÁVILA, de 33 anos, um comerciante, de 63, e um amigo dele, que não quiseram se identificar, saíram ileso do acidente.

Foi enterrado hoje à tarde, no Cemitério do CATUMBI, o corpo de CARLOS DE OLIVEIRA RODRIGUES, de 38 anos, motorista particular de MANOEL CARLOS, autor da novela “PÁGINAS DA VIDA”, da Rede GLOBO. Ele foi assassinado a tiros na noite de ontem, quando chegava de táxi a sua casa, no ENGENHO NOVO, RIO. O motorista, que trabalhava com o autor havia oito anos, deixou mulher e dois filhos. Em nota divulgada no início da tarde, MANOEL CARLOS disse que ele e sua família lamentavam o assassinato e que prestariam o apoio à família do motorista. Na nota, o autor da GLOBO afirma que “todos estavam ainda em estado de choque com o que tinha acontecido e que não sabiam o que teria motivado tanta violência. 

O ator e produtor ROBERTO RONCHEZEL, de 51 anos, morreu na segunda-feira, dia 21 de agosto, em conseqüência de complicações causadas por câncer na garganta. BETO foi um dos protagonistas da primeira montagem do espetáculo MACUNAÍMA, de ANTUNES FILHO. Ele também trabalhou como jornalista e produziu peças teatrais, entre elas, OS SETE AFLUENTES DO RIO OTA, de MONIQUE GARDENBERG.

Um caminhão desgovernado causou destruição hoje na Avenida dos BANDEIRANTES, em MOEMA, zona sul da Capital. De carroceria dupla, carregado com cerca de 60 toneladas de gesso, perdeu o controle e, no caminho do desastre, arrastou um ZAFIRA por cerca de cem metros, derrubou dois postes, duas árvores e destruiu muros de três casas. O acidente aconteceu por volta da 1 hora, pouco antes do VIADUTO SANTO AMARO. 

Deixou o sindicato SOLIDARIEDADE o ex-presidente polonês LECH WALESA. Ele foi um dos fundadores e líder da agremiação, foco da resistência contra o regime comunista nos anos 1980. A saída se deve a divergências com seus amigos aliados. Na POLÔNIA.

Rescindido o contrato da PARAMOUNT PICTURES com o ator TOMN CRUISE. Descontente com as esquisitices de CRUISE, como da defesa da cientologia e as demonstrações ridículas de amor pela atriz KATIE HOLMES, a empresa pôs fim à parceria de quatorze anos.  

Um avião russo caiu na UCRÂNIA, matando as 170 pessoas a bordo. O acidente – o pior desastre aéreo desde fevereiro de 2003 – foi causado pelo mau tempo. Funcionários da companhia PULKOVO AIRLINES disseram que o avião foi atingido por um raio em meio a uma tempestade. O raio causou um incêndio quando o avião estava a dez mil metros de altitude. O TUPOLEV-154 de três reatores fazia a rota entre a cidade turística russa de ANAPA e SÃO PETERSBURGO. Segundo ANATOLI SAMOSHIN, havia 45 crianças no avião. Dentro de dois dias, fará dois anos em que dois aviões russos foram explodidos quase simultaneamente. Essas explosões, que mataram 90 pessoas, foram atribuídas a terroristas chechenos. No caso do desastre de hoje, porém, funcionários do governo russo e ucraniano descartaram a hipótese de terrorismo. 

2 007    :   -   QUARTA-FEIRA
SUA MENTE ANDOU MERGULHADA EM ESTADO DE CONFUSÃO E TUMULTO, MAS ISSO ESTÁ ACABANDO, SURGINDO A LUCIDEZ, E ATRAVÉS DESTA, ALGUMAS DECISÕES BEM FUNDAMENTADAS QUE SERVIRÃO PARA COLOCAR RELACIONAMENTOS E PROJETOS EM SEU DEVIDO LUGAR.

O TENENTE-CORONEL ROBINSON DE SOUZA SANTIAGO, Chefe da 2ª ICFEx, completou 48 anos no dia 20 de agosto. Idealizou um almoço para esta quarta-feira, convidando seus amigos, entre os quais, o GINO STRUFFALDI, o MENDES e o VENTURA. O MENDES marcou o horário das 11 horas para nos encontrar na RUA PEDRO VICENTE, na ARMÊNIA. O GINO é o primeiro a aparecer e conversa comigo, enquanto o MENDES não chega, sobre a cerimônia oferecida às Forças Armadas, pela maçonaria. Diz ele que pôde manter certo diálogo com o Cmt do CMSE (GENERAL DE EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER); Cmt do 8º Distrito Naval (VICE-ALMIRANTE TERENILTON SOUZA SANTOS) e outros oficiais generais.
Chegamos cedo no local onde está sendo servido um coquetel. O próprio TENENTE-CORONEL SANTIAGO nos recepciona na 2ª ICFEx. Mas, aos poucos, dezenas de coronéis e tenentes-coronéis do Exército também estão conosco. Vamos cumprimentar muita gente conhecida, não só os militares como também os civis que estão ligados aos quartéis por força da Associações de Amigos das Unidades Militares, como é o caso da SOAMI (ligada ao CPOR/SP) ou a dos AMIGOS DO 2º BPE. Um deles é o ROBERTO COLOMBO, eleito recentemente vice-presidente da SOAMI – CPOR/SP.  Entre os militares: TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ (deixará o Comando do CPOR/SP em janeiro de 2008); TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR, Cmt do 2º BPE; TENENTE-CORONEL JOSÉ LUIZ MONTEIRO GIAMBARTHOLOMEI, Chefe do 21º Depósito de Suprimento; TENENTE-CORONEL LEMOS; TENENTE-CORONEL BARROSO (Chefe da 4ª CSM), TENENTE-CORONEL GUEIROS.
Entre os civis: GUILHERME LEVENSTEIN, ALBERTO JABUR, os vários amigos do MENDES e do GINO (todos da maçonaria).
Depois do coquetel, vamos para o local do almoço. O SANTIAGO apresenta os aniversariantes do mês de agosto. Cantamos o PARABÉNS PRA VOCÊ em ambiente descontraído. O almoço permite o congraçamento de autoridades militares e de civis que estão ligados ao Exército. O CORONEL PM ALMIR DE ALBUQUERQUE, Cmt do CPA/M-7 também se faz presente a este evento.
Acontece que hoje é o DIA DO ENCONTRO na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, por volta das 15 horas, estamos deixando a festa do SANTIAGO. No MMDC vamos encontrar um dos vidros da porta da frente “estourado”, um buraco grande causa um mau aspecto para a Sociedade. Calculo que algum marginal tenha feito isso no intuito de arrombar a porta. Comparecem no MMDC: CORONEL ARY CANAVÓ, LUIZ SÉRGIO CARRARO, Professora MARIA ODETE, TENENTE GONÇALVES. O MENDES pouco tempo permanece conosco. Ele ainda irá até CAMPINAS, acompanhando o GRÃO-MESTRE, para uma sessão maçônica comemorativa do aniversário da maçonaria (transcorrido no dia 20 de agosto).
Por telefone, converso com PAULO BOMFIM. Ele não poderá comparecer na Assembléia Legislativa no dia 24 de agosto. Trocamos idéias sobre minha indicação de outorga da Medalha PEDRO DE TOLEDO ao presidente da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Professor JOÃO GRANDINO RODAS, e ao presidente da Associação dos Antigos Alunos, Professor MADIA. Ele sugere que entreguemos a Medalha PEDRO DE TOLEDO em sessão solene na Academia Paulista de Letras, em outubro.
Com a chegada do OLIVEIRA, sou chamado ao MMDS para que ele relate os seus últimos trabalhos em LIVRAMENTO. Ali, OLIVEIRA se encontrou com o LUZ e ambos fizeram a viagem de retorno a SÃO PAULO. Fala sobre o acidente sofrido pelo SARGENTO ANTÔNIO, dos bombeiros, que durante cinco dias esteve internado numa UTI, após queda no banheiro do quartel. Agora, recupera-se do traumatismo craniano. CRISTIANO expõe um golpe que está sendo dado em nome do SBT, onde se diz que o dono do celular ganhou um GOL. Pede-me para levar o caso para a polícia. COLOMBO também está no MMDS.
Por volta das 17 horas, estou na Sociedade. Atendo um telefonema da professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Quer ela acertar detalhes sobre a sessão marcada para dia 24, na Assembléia Legislativa, quando iremos comemorar o “DIA DO SOLDADO”.  

Uma bonita solenidade cívico-militar também marcou, pela manhã, a comemoração do 62º aniversário da Subdiretoria de Abastecimento da Força Aérea Brasileira, localizada no CAMPO DE MARTE, lembrando também os 67 anos de existência da DIRINT (Subdiretoria de Intendência). O BRIGADEIRO INTENDENTE PAULO SILVEIRA é o diretor da SDAb. Compareceu à solenidade o primeiro diretor da Subdiretoria, o atual MAJOR-BRIGADEIRO INTENDENTE da Reserva CARLOS ALBERTO CAVALHEIRO. O diretor da DIRINT é o MAJOR-BRIGADEIRO INTENDENTE ELISEU MENDES BARBOSA. Compareceram ao evento: GENERAL DE EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER (Comandante Militar do SUDESTE), MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ ROBERTO SCHEER (Comandante do 4º COMAR), VICE-ALMIRANTE TERENILTON SOUZA SANTOS (Comandante do 8º DISTRITO NAVAL), GENERAL EDUARDO, GENERAL VILELA, TENENTE-CORONEL HUDSON COSTA POTIGUARA (Comandante da BASE AÉREA DE SÃO PAULO), CORONEL Av JORGE LUIZ ALVES DE BARROS SANTOS (Diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA/SP), BRIGADEIRO MICHELIN, MAJOR-BRIGADEIRO-INTENDENTE GUILHERME HOWOT RODRIGUES JÚNIOR.

O CORINTHIANS foi dominado pelo BOTAFOGO e perdeu “apenas” por 3 a 1, no RIO, pela Copa Sul-Americana. A derrota não foi maior porque o time de CUCA relaxou no final da partida. No jogo de volta, dia 12 de setembro, os paulistas precisam ganhar por 2 a 0 para se classificar.

DUNGA premiou os jogadores fiéis, aqueles que foram à COPA AMÉRICA, com 45 minutos em campo, hoje, sem a presença de KAKÁ e RONALDINHO GAÚCHO para ofuscá-los. No intervalo, colocou os dois craques em campo e viu como o segundo tempo da vitória sobre a ARGÉLIA por 2 a 0 em MONTPELLIER foi outro jogo. E agora que já aplicou o corretivo nos “desertores”, é hora de começar a montar o time em torno de KAKÁ, RONALDINHO e ROBINHO para as Eliminatórias para a COPA DO MUNDO.
BRASIL: DONI (JÚLIO CÉSAR), MAICON (DANIEL ALVES), ALEX SILVA, NALDO e KLÉBER; MINEIRO (LUCAS), JOSUÉ (FERNANDO), ELANO (KAKÁ) e JÚLIO BAPTISTA (RONALDINHO); ROBINHO (DIEGO) e VÁGNER LOVE.
GOLS: MAICON aos 16 minutos e RONALDINHO GAÚCHO, aos 35 minutos do segundo tempo. 

Em pouco mais de uma hora de sustentação oral aos ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA, acusou os 40 investigados de agir como integrantes do “submundo do crime”, e defendeu a abertura de processo criminal contra todo o grupo do mensalão. Entre os 40, estão o ex-ministro JOSÉ DIRCEU, o ex-presidente do PT, JOSÉ GENOÍNO, o ex-tesoureiro do partido, DELÚBIO SOARES, o ex-secretário-geral SÍLVIO PEREIRA e o empresário MARCOS VALÉRIO.

O governo deu hoje o primeiro passo para afastar do cargo diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Ministro da Defesa, NELSON JOBIM, abriu processo administrativo disciplinar para investigar responsabilidades pelo envio à Justiça de um documento sem valor legal para impedir a interdição da pista do Aeroporto de CONGONHAS. A decisão é especialmente endereçada à diretora DENISE ABREU e ao presidente da agência, MILTON ZUANAZZI. JOBIM avisou que poderá pedir ao presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA o afastamento preventivo dos investigados.

KELLY SAMARA CAMARGO DOS SANTOS, 19 anos, saiu da pequena cidade de AMAMBAÍ, em MATO GROSSO DO SUL, para viver uma vida de luxo em SÃO PAULO. Nos últimos meses, freqüentou boates famosas e restaurantes caros da Capital. Vestiu-se com roupas de grife, compradas em lojas da Rua OSCAR FREIRE, nos JARDINS. Hospedou-se em bons hotéis e andou em carros importados com motorista. Agora, ela está presa.
Segundo a polícia, todas essas mordomias eram pagas com dinheiro, cheques e cartões de crédito roubados. “Queria chamar atenção da minha família”, disse enquanto era levada à Penitenciária Feminina de SANTANA. “Vim para SÃO PAULO e acabei com a minha vida”.
KELLY é acusada de aplicar golpes em pelo menos dez pessoas e em empresas, causando um prejuízo de 30 mil reais. Ela atuava em bairros nobres, como BROOKLIN, VILA OLÍMPIA, ITAIM-BIBI e JARDINS. Até agora há pelo menos três denúncias de furto de dinheiro, cheques e cartões contra a jovem. Na maioria, as vítimas são homens que a conheceram em baladas, que caíram no golpe “Boa Noite, Cinderela” – método em que consiste pôr tranqüilizante em bebidas para a vítima dormir enquanto é furtada. Quando foi presa, ela carregava comprimidos de RIVOTRIL na bolsa.           

No último fim de semana, durante uma festa rave que reuniu 14 mil pessoas em MAIRIPORÃ, uma menina de 13 anos comprou três comprimidos de ecstasy e teve uma overdose. A adolescente A. (nome fictício) ficou desacordada, sofreu duas paradas cardíacas e convulsões. Ela ainda teve os óculos e o chapéu roubados. Quase morreu.
A festa VELVET & PORNOGRAPHIC ocorreu em um sítio no km 46 da Estrada JUVENAL PONCIANO DE CAMARGO, que liga GUARULHOS a NAZARÉ PAULISTA. A rave começou à meia-noite de sábado e foi até  as 23:30 horas de domingo. A festa contou com a presença de policiais civis do DENARC, segundo seus organizadores.
A overdose de A. foi registrada na Delegacia de NAZARÉ PAULISTA. A garota mora na zona sul da Capital, e estuda na 6ª série em um colégio particular, com mensalidade de R$491. “Ninguém foi revistado na entrada da festa. Qualquer um podia entrar. Bastava ter a pulseira (um comprovante da compra do ingresso), conta a menina. Ela diz que muita gente da escola foi à festa.

Em resposta à ocupação do prédio por manifestantes que lutavam pela democratização do ensino público, a diretoria da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco, região central da Capital, pediu a intervenção do Batalhão de Choque da Polícia Militar,que desocupou o local hoje de madrugada e fez os estudantes lembrarem dos anos de chumbo. A última vez em que ocorrera cena parecida na faculdade, que completou 180 anos neste mês, havia sido no fim dos anos 1960, auge da ditadura militar indiciada no golpe de 1964.
Acompanhada pelo secretário de Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO, e pelo secretário de Justiça, LUIZ ANTÔNIO MARREY, a ação da PM foi pacífica e ocorreu por volta das 2:30 horas. Cerca de cem manifestantes foram retirados e encaminhados para a delegacia em três ônibus. Depois de registrar a ocorrência como “esbulho possessório” (invasão de bem imóvel alheio), todos foram liberados. Cerca de 120 policiais foram utilizados na operação.
A condução do caso pelas autoridades gerou protestos dos estudantes, que na noite de hoje se reuniram em frente à faculdade em ato de repúdio contra a diretoria da unidade.
“Foi um absurdo a maneira como a diretoria se portou, sem diálogo. Ocorreu algo lamentável que vai marcar a história do território livre da nossa faculdade”, criticou RICARDO LEITE RIBEIRO, presidente do Centro Acadêmico XI DE AGOSTO.
Diretor da Faculdade, JOÃO GRANDINO RODAS, disse que não se arrepende e, se fosse preciso, faria de novo. “Não houve ilegalidade nem violência. Ter que tomar essa atitude não me deixou satisfeito, mas tem que se analisar o mal maior”, defendeu-se o diretor JOÃO GRANDINO RODAS, em referência à possibilidade de a ocupação estender-se por muitos dias, como o que ocorreu no caso da reitoria da USP. “Isso não será rotina desde que as pessoas exerçam apenas a liberdade de expressão e de pensamento na faculdade, e não de bandidagem”, disse RODAS.
Os movimentos sociais que organizaram a ocupação chamaram-na de “Jornada Nacional em Defesa da Educação Pública”. Depois de tomarem o prédio, por volta das 17 horas de ontem, trancaram o portão de acesso à faculdade com corrente e cadeado, segundo o governo estadual, que disse ser desnecessária uma ordem judicial para entrar no prédio, pois a ação ocorreu menos de 24 horas depois da ocupação.

Foi decretada no Fórum do RIO DE JANEIRO a sentença para a ação de danos morais movida por LUANA PIOVANI e DADO DOLABELLA contra a REDE TV!. A emissora terá de pagar 250 mil reais para LUANA e 50 mil reais para DADO, por ter constrangido moralmente o casal durante o programa PÂNICO. Uma liminar ainda impede da dupla VESGO e SÍLVIO de perseguir os atores sob pena de multa de mais 250 mil reais. “Não gosto que mexam com quem eu gosto e mexeram com a LUANA”, afirmou DOLABELLA, pouco depois de encontrar a ex-namorada na saída da audiência. O casal, que não se falava desde o início do ano, quando terminou o relacionamento, se abraçou para comemorar a sentença.

O corpo da modelo e miss PARANÁ 2003, ELAINE LOPES DA SILVA, 24 anos, foi enterrado hoje à tarde em UMUARAMA (PR). ELAINE morreu na tarde de ontem num acidente de carro na BR-376, entre MARIALVA e MANDAGUARI. Segundo a Polícia Rodoviária, ELAINE perdeu o controle da direção do automóvel COROLLA e bateu na base de concreto de uma placa de sinalização. O carro ficou totalmente destruído e ELAINE teve morte instantânea.

Não fossem os conflitos familiares que tem vivido desde que deixou o cativeiro, onde foi mantida refém por oito anos, a jovem austríaca NATASCHA KAMPUSCH teria só motivos para comemorar seu primeiro ano de liberdade, amanhã. Mas LUDWIG KOCH, pai da jovem de 19 anos, anunciou hoje, em VIENA (ÁUSTRIA), que processará sua ex-mulher, BRIGITTA SIRNY, autora do livro “ANOS DESESPERADOS”. Na obra, BRIGITTA relata o tempo que passou sem sua filha.
No texto, a mãe da jovem se refere várias vezes ao ex-companheiro LUDWIG em tom pejorativo e depreciativo, além de acusá-lo de ser alcoólatra. “Não aceitarei nada que seja dirigido contra a minha pessoa”, disse LUDWIG à agência de notícias austríaca “APA”.
Segundo ele, muitas passagens do livro são “relatos que não correspondem à verdade”. NATASCHA foi mantida cativa numa casa em VIENA, cidade onde vive. A jovem, que na época tinha dez anos, ficou confinada num quarto montado no porão da residência de WOLFGANG PRIKLOPIL, que raramente deixava a refém ver o sol. O seqüestrador capturou a menina quando ela ia para a escola.

Um helicóptero militar americano caiu hoje no norte do IRAQUE, matando 14 soldados dos EUA – no pior acidente do tipo desde janeiro de 2005. De acordo com o Exército americano, as primeiras informações sobre o incidente indicam que o helicóptero BLACK HAWK, que participava de uma operação noturna, sofreu falhas mecânicas. Um comunicado oficial afirmou que, por enquanto, não há indícios de “fogo hostil”. O local exato da queda não foi revelado pelas autoridades militares. O BLACK HAWK levava 4 tripulantes e 10 passageiros. As mortes de hoje elevam para 3.721 o número de soldados americanos mortos no IRAQUE desde o início da invasão dos EUA, em março de 2003. Só neste mês, 63 militares americanos morreram em acidentes e confrontos com insurgentes iraquianos.   

2 008     :          -      SEXTA-FEIRA
MARIANA LUIZA
CONVIDA PARA O CASAMENTO
DE SEUS PAIS
ANDRÉIA E JOSÉ LUIZ
À realizar-se às dezenove e trinta horas do dia vinte e dois de agosto de dois mil e oito, na Igreja Santa Margarida Maria, na Avenida Lins de Vasconcelos, 2129, Vila Mariana – SP

APÓS A CERIMÔNIA OS NOIVOS RECEPCIONARÃO OS CONVIDADOS NO BUFFET DIDA NA RUA JOAQUIM TÁVORA, 768, ANA ROSA – SP

VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO ESPECIAL

15 anos de lutas e conquistas foram muito gratificantes para nós. Melhor ainda, foi a quantidade de amigos que fizemos até agora. Venha comemorar conosco! Sua presença é fundamental”

ADEPOM
Mais que uma Associação, uma família!

LUIZ CARLOS NOGUEIRA
Cel Res PM Presidente
LOCAL: Rua Dr RODRIGO DE BARROS, 112
DIA: 22/08/2008
HORÁRIO: 20:00 h.

LUCINDA não encontra uma solução para o escoamento das águas da chuva e do tanque. Não estão saindo no cano que dá acesso à rua e se acredita que tenha havido rompimento do encanamento. Isso poderá ocasionar um trabalho de quebra do piso da garagem. É algo que está deixando a LUCINDA bastante preocupada. Quer chamar seu irmão JOSÉ, pois foi ele que fez o trabalho anterior.
Logo cedo o IAGO está em casa. Ele se acostumou com a comida da bisavó e quase todos os dias vem almoçar aqui. Por outro lado, a amizade do menino com o “vô” JOÃO é grande.
Nosso “Professor PARDAL” comprou a madeira necessária para fazer um revestimento na estante “9 de Julho” e hoje me mostra o trabalho que está fazendo. O capricho do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR merece elogios.

Chego na Sociedade por volta das 13 horas. Atendo o senhor EPSON BERNARDINO DE SEIXAS, que conhecemos numa solenidade na Escola “9 de Julho”, perto do Hospital Militar, na zona norte. Ele é amigo do CORONEL PM Ref NOGUEIRA, presidente da ADEPOM. Conversamos a respeito da Escola e explico a ele que este ano não fomos convidados para o aniversário da mesma, como aconteceu no ano passado. Levará à diretora da Escola “9 de Julho” o nosso convite para participar do evento do 76º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, marcado para 2 de outubro.
Um contato telefônico com o CORONEL PM MENDES vai esclarecer que ele não poderá ir ao casamento do TENENTE PM GONÇALVES. Assumira um compromisso com dona OÇAINE para um outro casamento e agora não vê como estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Nosso advogado ROMAGNOLI, diretor jurídico da Sociedade, comparece ao MMDC nesta tarde. Ele já mandou para a Prefeitura uma resposta ao ofício que solicitou informações sobre a reforma que devemos fazer no prédio onde está sediada a Sociedade. Com isso, vamos ganhando tempo enquanto não conseguimos o patrocínio que irá custear essa reforma. ROMAGNOLI irá ao casamento do GONÇALVES e iremos tornar a nos encontrar logo mais. Sugere ele que se dê a Medalha “PEDRO DE TOLEDO” para GERALDO ALCKMIN, candidato a prefeito da cidade de São Paulo. Não sei o que pensa o CORONEL PM MENDES a respeito. Prometo conversar com o MENDES e com o GINO sobre essa possibilidade de condecorar o ex-governador de São Paulo.  
O PM WANDER CHALOUB, esposo da MARINEI, chega na Sociedade depois das 18 horas. Ele nos leva, de carro, até a Igreja SANTA MARGARIDA MARIA, na Av LINS DE VASCONCELOS, 2129. Ali, encontramos vários tenentes do 3º Batalhão de Polícia de Choque, companheiros do 1º TENENTE PM JOSÉ LUÍS GONÇALVES, que vieram para o “CRUZAR ESPADAS” na saída do casal “ANDRÉ LUÍS e ANDRÉIA” da igreja.
Logo chegam o GINO STRUFFALDI e dona DINORÁH. O CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA e sua esposa também comparecem para o casamento, além do ROMAGNOLI e JANAÍNA. O ato religioso demora um pouco para acontecer. Enquanto isso, vamos conhecendo os parentes do GONÇALVES e de ANDRÉIA. Com muita pompa, os padrinhos e madrinhas adentram a Igreja, seguidos do noivo e da noiva. Músicas escolhidas pelo GONÇALVES são apresentadas ao som de um violino. O “PARIS BELFORT” não é esquecido. “MY WAY” é a preferida do GONÇALVES.
Realizado o casamento, ANDRÉIA e GONÇALVES e seus padrinhos vão passar pelas espadas cruzadas dos oficiais, que comparecem em grande número. Dali, rumamos para o “BUFFET DIDA”, na Rua JOAQUIM TÁVORA, 768, perto da estação ANA ROSA. Numa noite inesquecível há uma confraternização dos parentes e amigos do casal. Numa mesa liderada pelo CORONEL PM Res JAIRO e sua esposa, sentam GINO, dona DINORÁH, PM WÂNDER CHALOUB, MARINEI e eu. Durante algumas horas, em conversas triviais, aguardamos a distribuição das fatias do bolo do casamento, arduamente esperadas pelo GINO e MARINEI.
GONÇALVES faz questão de tirar fotos conosco e demais convidados. Somente depois das 23 horas é que se dá as despedidas.
WÂNDER CHALOUB demonstra amizade para com o presidente do MMDC, transportando-o, acompanhado sempre da infatigável dona DINORÁH, até a sua casa. Depois retornamos a GUARULHOS, onde moramos. MARINEI e WÂNDER ainda me trazem até minha residência, aonde chego por volta da 01:00 hora.

A Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo – ADEPOM – completou 15 anos em agosto e a festa de comemoração se deu hoje, com uma grande recepção para os associados e amigos da entidade em sua sede. O presidente, CORONEL PM Ref LUIZ CARLOS NOGUEIRA, distribuiu medalhas comemorativas para os amigos da entidade, dentre eles o diretor—responsável do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, JOÃO CARLOS DIAS, representado pela equipe que cobriu o evento. Entre os presentes: JOÃO SADAO KITAMURA, perito-criminal-chefe da Polícia Técnico-Científica da Zona Norte; CORONEL PM Ref HERMES BITTENCOURT CRUZ, Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP; CORONEL PM DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO (SubComandante da PMESP); AGNALDO TIMÓTEO, JOSÉ ROBERTO GARÇON, ANÍBAL DE FREITAS FILHO, IRACEMA LEAL, JOSÉ MARTINS LEAL (presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo); Deputado Estadual CAMPOS MACHADO, dona ILONA MARCIA BITTENCOURT CRUZ; TENENTE-CORONEL PM OSVALDO LUIZ SORGE, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

MAURREN MAGGI estava no auge em 2003 e se preparava para o PAN de SANTO DOMINGO e os JOGOS DE ATENAS. Foi suspensa por doping, entrou em depressão e decidiu abandonar a carreira. Dois anos mais tarde teve uma filha, SOFIA, a responsável por levá-la de volta ao atletismo. “Precisava sustentá-la, criá-la, mas não estudei e não sabia fazer nada fora do esporte, tive de voltar”. SOFIA só 3 anos de idade, mas pode se considerar fundamental na campanha brasileira em PEGUIM. Graças à garota, MAURREN conquistou hoje o ouro no salto em distância, o segundo no País na Olimpíada.
A paulista de SÃO CARLOS saltou 7,04 metros e deixou para trás – por um centímetro – a última campeã, a russa TATYANA LEBEDEVA, e a nigeriana BLESSING OKAGBARE, bronze. Sua história é daquelas marcantes, que valem o enredo de um filme. Como uma atleta pode retornar a carreira, fora de forma, em baixa, apagada, e se tornar a melhor do mundo, aos 32 anos de idade? “Vivi hoje o segundo melhor momento da minha vida”, desabafou. “O primeiro foi o nascimento de minha filha”. SOFIA, fruto de uma relação com o ex-piloto de Fórmula 1 ANTÔNIO PIZZONIA, tirou a mãe da depressão. Hoje só o atletismo é capaz de separá-las e, mesmo assim, com muito custo. A menina chegou a pedir a MAURREN que não viajasse: “Você já tem muitas medalhas, mãe”.

A vitória contra a ITÁLIA por 3 a 1 foi o último obstáculo da Seleção brasileira de vôlei antes de mais uma final olímpica, sua segunda seguida. Em ATENAS/2004, o BRASIL bateu os italianos na última partida e ficou com o ouro. Os rivais em PEQUIM são os EUA, um time duríssimo e que não perdeu nenhum jogo até agora na competição. A campanha brasileira teve apenas uma derrota em PEQUIM, para a RÚSSIA, por 3 a 1. Na CHINA, os norte-americanos têm sido uma pedra no sapato dos brasileiros. E sempre em decisões. O vôlei de praia masculino perdeu o ouro para a dupla americana. O mesmo aconteceu com o futebol feminino. “Espero que o vôlei reverta essa história contra eles. Mas os EUA são sempre perigosos”, disse GUSTAVO. Além de terem vencido todos os jogos em PEQUIM, os EUA bateram o BRASIL na semifinal da LIGA MUNDIAL, no RIO.

Quando o juiz austríaco THOMAS EINWALLER apitou o fim do confronto com a BÉLGICA, os jogadores da Seleção brasileira fizeram a menção de sair logo do campo, como fazem em partidas corriqueiras. No mesmo momento LUCAS, que não jogou por estar suspenso, começou a abraçar todos que via pela frente. Foi quando “caiu a ficha” dos outros jogadores, que também começaram a se abraçar pelos 3 a 0 que garantiram o bronze em PEQUIM. Não era, claro, a medalha que eles queriam, por isso a inconsciente frieza inicial. Mas após o fiasco contra a ARGENTINA, os jogadores encontraram um motivo para pelo menos terminar com vitória a participação nos Jogos.
BRASIL: RENAN; RAFINHA, ALEX SILVA, BRENO (THIAGO SILVA), MARCELO, HERNANES, RAMIRES, DIEGO, RONALDINHO e JÔ.     

Mesmo conformados com o fato de que terão que demitir os parentes, cresce na Câmara e no Senado as críticas à súmula aprovada pelo Supremo Tribunal Federal. Especialmente porque a decisão que proíbe o nepotismo nos Três Poderes não veda a indicação de mulher, marido, irmãos, filhos, cunhados ou sobrinhos para cargos como os de secretário de Estado e ministro.

Um menino de 11 anos furtou um GOL cinza e dirigiu por 2,5 km antes de ser detido pela Guarda Civil Metropolitana na porta de sua casa, no JARDIM UBIRAJARA, zona sul da cidade. A criança carregava uma chave mixa, usada para arrombar portas de carros e de imóveis. Essa foi a sexta vez que o garoto foi levado à delegacia por cometer algum tipo de crime. A criança foi entregue aos pais, pois um menor infrator só pode ser levado para a FUNDAÇÃO CASA a partir dos 12 anos de idade.

O megatraficante colombiano JUAN CARLOS RAMÍREZ ABADIA, conhecido como “CHUPETA”, foi extraditado hoje pelo BRASIL para os ESTADOS UNIDOS, em uma operação realizada quase em sigilo, por motivos de segurança. ABADIA foi levado de avião da prisão de CAMPO GRANDE, no MATO GROSSO, durante a madrugada para MANAUS, no AMAZONAS, onde foi entregue a oficiais da Justiça americana. O avião onde o colombiano foi levado para os ESTADOS UNIDOS partiu de MANAUS às 9:30 horas, rumo a NOVA YORK.

A publicitária MICHELE RODRIGUES SOUZA, de 30 anos, bateu seu carro em uma viatura da Polícia Militar na Avenida HENRIQUE CHAMA esquina com a Avenida JUSCELINO KUBISTCHEK, no ITAIM-BIBI. Ao ser abordada, aparentava estar alcoolizada. Não tinha nenhum documento consigo e, na delegacia, depois de xingar e gritar muito, finalizou sua noite desastrosa cuspindo em um policial. O FIESTA prata da publicitária colidiu na traseira de uma viatura.  

O corpo de RONALDO GOMES DA SILVA, o único brasileiro morto no acidente com o avião da SPANAIR, será cremado amanhã, às 12:20 horas, segundo o irmão da vítima, RONDINALDO, que viajou de LONDRES a MADRI como representante da família, que mora entre RONDON DO PARÁ, OURILÂNDIA DO NORTE (PARÁ) e GOIÂNIA. Funcionários da SPANAIR se reuniram hoje com famílias das vítimas, que temem erros na identificação dos corpos. “O dentista de YANINA já enviou as radiografias para a identificação do corpo, mas este processo é demorado”, conta MÔNICA FARIAS, amiga de RONALDO, que acompanhou RONDINALDO na reunião. Os familiares das vítimas e os sobreviventes serão indenizados. Em 1º de setembro será realizada uma missa na Catedral de ALMUDENA.

Autoridades britânicas prenderam no dia 14 três homens que estariam planejando matar o primeiro-ministro do REINO UNIDO, GORDON BROWN, e seu antecessor, TONY BLAIR. Dois suspeitos foram presos no aeroporto de MANCHESTER ao tentar embarcar para a FINLÂNDIA. O terceiro foi detido em ACCRINGTON. Eles seriam integrantes de grupos extremistas islâmicos. Só hoje a história foi revelada pela rede de TV BBC.

2 009     :        -    SÁBADO
Uma manhã gelada. O frio não ajuda em nada, pois inibe a vontade de ler os jornais, como sempre faço logo cedo. O pior é que me sinto mal, com problemas nas vistas. Sem poder trabalhar no computador e ler as notícias dos jornais, o jeito é ficar embaixo das cobertas.

COMENTÁRIO de DJALMA PEREIRA:
O General EDSON LEAL PUJOL, Cmt da AMAN, está, como se diz popularmente, numa "saia justa". Como é normal e deve haver determinação superior a respeito da obrigatoriedade do convite aos chefes dos 3 poderes da República para as solenidades de entrega de espadins aos alunos das academias militares, presumindo-se que essas autoridades tenham conduta ilibada e cujas presenças não causem quaisquer constrangimentos  aos presentes, o que não o caso   do presidente do Senado, Sr.  JOSÉ SARNEY, cuja atuação na chefia do Poder Executivo está sendo repudiada pela maioria da população brasileira.
Por esse motivo, salvo melhor juízo, o convite ao senador JOSÉ SARNEY,  no momento, parece inoportuno. Entretanto, por outro lado, no caso do convite a Sarney não ser formulado, o Cmt da AMAN estaria deixando de cumprir determinações legais, estando sujeito a retaliações e até punição, uma vez que, apesar de tudo o que vem ocorrendo, o Chefe Supremo das Forças Armadas, o presidente da República, apoia Sarney.  Daí a situação: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 21-8-2009
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43
e suas alterações, a contar de 25-8-2009, os seguintes
Oficiais da Polícia Militar do Estado:
QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES - QOPM
ao posto de Coronel PM, por merecimento, o Tenente-Coronel PM: Ten Cel PM 790575-A Leonardo Torres Ribeiro, do 1º BPAmb.
ao posto de Tenente-Coronel PM, por antigüidade,
os Majores PM:
822410-2 Sérgio Massahiro Zaha, do CDP; 801161-3 Marcos Ribeiro de Lima, da PM-6; 801181-8 Sérgio Piva, do 18º BPM/M; 773114-A José Ari Pereira, do CASJ e 801140-A Gilberto Lima Santos, do 46º BPM/M;
ao posto de Tenente-Coronel PM, por merecimento,
os Majores PM:
780615-9 José Armando Alencar, do 10º BPM/M; 810315-1 Luiz Ernesto Melchior Roland, do 27º BPM/M; 801493-A Márcio Eduardo Rodrigues Bueno, do 6º BPM/M; 790648-0 Luiz Antônio Soares, do 15º GB; 801117-6 Ubirajara Adriano Marques, do 38º BPM/M; 822273-8 Adilson Pereira de Carvalho, do CPD; 790549-1 José Paulo Marcolino Rosa, do 14º BPM/M; 810308-9 Emanuel Marcelo Umada, do CSM/O e 790571-8 Helenildo Isaias da Silva, do 16º BPM/M;
ao posto de Major PM, por antigüidade, os Capitães PM:
822239-8 Hélio Rossi Júnior, do 26º BPM/M; 822246-A Juliano Campos de Azevedo, do 48º BPM/M; 812366-7 Matias Francisco Siqueira, do CSM/M Tel;
822222-3 Alexandre Mazzetto, do 19º BPM/M; 830611-7 Paulo José Palota, do 48º BPM/I; 840894-7 Luiz Augusto Gonçalves de Aguiar, do 49º BPM/M; 830552-8 Redcliff Sierra dos Santos, do 50º BPM/I; 812252-A Abraão Matias da Silva, da APMTJ; 822224-0 Antônio Cláudio Galindo, do 28º BPM/M; 830567-6 Alexandre de Felice, do 2º BPM/M; 840903-0 Marcos Henrique Gonçalves Costa, do 37º BPM/M; 801201-6 Michelson Antônio Ribeiro Viana, do 22º BPM/M; 812747-6 Gildo Tadeu Alves, do CFAP; 851964-1 Flávio Pádua
Godoi, do 9º BPM/I; 840934-0 Walter Castro Garcia, do 18º BPM/M; 840913-7 Paulo César da Silva, do 36ºBPM/I; 841393-2 Humberto Salvador Cestari, do 27ºBPM/I; 830995-7 Carlos Ricardo Gomes, do CPA/M-4; 830545-5 Marcos Antônio Marcondes de Carvalho, do 15º BPM/I; 851984-6 Paulo Roberto Vieira, do 27ºBPM/M e 852434-3 José Francisco Guimarães dos Santos, do 35º BPM/I;
ao posto de Major PM, por merecimento, os Capitães PM:
830511-A Antônio Carlos da Silva, do 33º BPM/M; 830524-2 Edmilson Miranda, do 4º BPM/M; 830554-4 Renan de Oliveira Corte Brilho, do 4º BPRv; 830550-1 Paulo Wilhelm de Carvalho, do CPI-3; 830525-A Eduardo da Silva Almeida, do 23º BPM/M; 843533-2 Carlos Henrique Martins Navarro, do 1º BPRv; 851986-2 Reinaldo Eliseu Giordano Gomes, da PM-2; 851968-4 José Roberto Rodrigues de Oliveira, da C Mil; 830543-9 Marcelo Nascimento, do CPA/M-4; 830530-7 Fernando Carlos Civolani, do 1º BPAmb; 830526-9 Fábio Antônio Barbieri, do CSM/MOpB; 793278-2 Walter Mendes Magalhães Júnior, do 29º BPM/M; 852056-9 Humberto Gouvea Figueiredo, do 13º BPM/I; 840881-5 Gerson Rossetto Baeto, da PM-2; 830999-0 Eduardo Soares Vieira, do CPA/M-3; 830563-3 Walter de Oliveira, do 9º BPM/I; 841399-1 Rivaldo Pereira, do 21º BPM/I; 862711-8 Adílson Antônio da Silva, do CCB; 852121-2 Sérgio Felleto, do 8º BPM/M; 840877-7 Ernesto Púglia Neto, do 5º BPM/M; 840897-1 Marcelo Cortez Ramos de Paula, da PM-3; 840926-9 Sílvio César Silva de Almeida Saraiva, do 25º BPM/I; 830547-1 Nemar Luiz da Costa Limeira, do 32º BPM/M; 830514-5 Ben-Hur Araújo Junqueira Neto, do 1º BPChq; 830535-8 José Cleuton Feitosa, do 34º BPM/M; 851996-0 Walter Fernandes de Oliveira Júnior, do 5º BPM/M; 830532-3 Gilberto Hernandes Júnior, do 23º BPM/M; 831750-0 Adalberto Vasconcelos Silva, do 36º BPM/M; 851971-4 Leandro Pavani Agostini, do 2º BPChq; 830541-2 Luiz Antônio Dantas Valente, do CPA/M-6; 841394-A João Carlos Chaves, da APMSSP; 830549-8 Paulo Rogério Cerqueira Lopes, do 3º BPChq; 840917-0 Raul Santo de Oliveira, do CCFO/EEF; 852009-7 Antônio Valdir Gonçalves Filho, do 15º GB; 862735-5 Marcello Streifinger, do CPChq; 851998-6 Wladimir Karasek Neto, do 51º BPM/M; 851949-8 Altair Lopes da Trindade, do 5º BPM/I; 830534-0 José Abranches Leite Lopes, do 38º BPM/M; 852066-6 José Luís Salomão, do CCB; 862722-3 Francisco de Souza Filho, do 30º BPM/M; 840936-6 William Evaristo Wenceslau, do 27º BPM/M e 840916-1 Paulo de Tarso Augusto Júnior, da DF;
ao posto de Capitão PM, por antigüidade, os Primeiros-Tenentes PM:
921221-3 Ezequias Ribeiro da Costa, do 3º BPAmb; 901325-3 Ivan Lúcio Amarante, do CFSd; 864930-8 Celso Moraes Novo, do 44º BPM/M; 861274-9 Celso Gumiero da Silva, do 48º BPM/I; 920397-4 Luciano Fraga Maciel, do 4º BPAmb; 920416-4 Adriano Daniel, do 38º BPM/I; 843119-1 Ademar Francisco Martins Neto, do 26º BPM/M; 901282-6 Alan Fernandes, do 43º BPM/M; 890731-5 Ricardo Moreira, do CCFO/EEF; 901358-0 Vinícius Cláudio Zoppellari, do 52º BPM/I; 855192-8 Elton Luiz Ribeiro, do 31º BPM/M; 910369-
4 Marcos Lázaro Abadio Florêncio, do 47º BPM/I; 901310-5 Rodrigo Renato Carmona, do 52º BPM/I; 884294-9 Paulo Antônio Gonçalves, do 47º BPM/I; 921833-5 Sérgio de Barros Ferraz, do 46º BPM/M; 866098-A Valdinei da Silva, do 14º BPM/I; 872263-3 Aparecido Júnior Rodrigues, do 48º BPM/M; 901344-0
Jaime de Souza, do 35º BPM/I; 920411-3 Hugo Araújo Santos, do 19º BPM/I; 901302-4 Fauzi Salim Katibe, do 1º GB; 920425-3 Sérgio Ricardo dos Santos,
do 9º GB; 901347-4 Alexssander Barbosa Casado, do 3º BPAmb; 901341-5 Alexandre Cândido de Lima, do 20º BPM/I; 920385-A Fernando Carmello Silva, do 3º BPM/I; 901342-3 Rubens Alves Pereira, do 44º BPM/M; 920465-2 Maurício Martins Carneiro, do CPM; 863943-4 Walternei Luiz Pereira, do 2º BPAmb; 901315-6 Caio Grimaldi Desbrousses Monteiro, do CPC; 852352-5
Milton de Oliveira Silva, do 3º BPM/M; 901308-3 Cyro Caramaschi, do 4º BPRv; 881271-3 Eliel Pontirolli, do 4º BPM/M; 901320-2 Djalma Lúcio Salgado Pinto, do 29º BPM/M; 904149-4 David Fernandes Pedrozza Júnior, do 46º BPM/M; 901334-2 Alexandre de Oliveira Guimarães, do 3º BPAmb; 920420-2 Maurício Guerra, do 5º BPRv; 885607-9 Paulo Sérgio da Silva, do 26º BPM/M; 920427-0 Antônio Roberto Catossi Júnior, do 51º BPM/I; 920458-0 Marco Antônio Barbosa Bizarria, do CPA/M-10; 883936-A Adilson Júlio Rocha, do 33º BPM/M; 885014-3 Edson Rodrigues Cardoso, do 28º BPM/M; 901265-6 Sandro Andrey Alves, do 21º BPM/I; 902530-8 Marcelo Rodrigues de Moraes, do 19º BPM/I; 890481-2 Carlos Alberto Mattiuzzo, do 15º BPM/I; 920413-0 Rogério Wagner Pinto, do CPA/M-11; 901288-5 Luiz Antônio Clarete de Araújo, do 2º BPM/I; 830267-7 Willians Wagner Ribeiro de Castro, do 47º BPM/M; 891376-5 Luiz Wagner Monteiro de Carvalho, do 2º BPM/I; 920412-1 Alexandre Rodrigues Cabrera, do 35º BPM/I; 920402-4 Carmo Augusto de Oliveira Vasques, do 36º BPM/I; 920394-0 Emerson Luciano de Almeida Drague, do 2º BPM/I; 920415-6 José Fernandes de Lira Júnior, do 21º BPM/I; 901368-7 Dimítrius Rosas de Mendonça Falcão, do 29º BPM/I; 920433-4 Fábio Aparecido Doll de Moraes, do 32º BPM/M; 920367-2 Marcelo Maiolino, do 1º BPAmb; 901284-2 Odair Marcelo Barbosa Quintiliano de Camargo, do 33º BPM/M; 901274-5 Rodrigo Paim de Carvalho, do CPA/M-7; 901314-8 Guilherme Jorge Franca Albino, do 15º GB; 875861-1 Eliabe Guedes Furtado, do 3º BPM/I; 855064-6 Rogério Barboza Lacalentola, do 45º BPM/I; 913635-5 Denilson de Souza Costa, do CPI-8; 910402-0 Cláudio Luciano Antunes, do 34º BPM/M; 890344-1 José Luiz Mano Chiosini, do CPI-5; 930347-2 Luiz Fernando Alves, do 3º BPChq; 910396-1 Robinson Pomilio, do 4º BPRv; 915232-6 Sérgio Marques, do 34º BPM/M; 863313-4 Dario Matheus Félix Júnior, do 52º BPM/I; 884031-8 Paulo Lima da Silva, do 34º BPM/M; 890715-3 José Luiz Gonçalves, do 4º BPChq; 910393-7 José Roberto Sanches, do 2º BPAmb; 910327-9 Wiliam Martins Vitorino, do CCB; 889819-7 Marcos Eduardo Rodrigues, do 36º BPM/I; 930333-2 Cleotheos Sabino de Souza Filho, do 9º GB; 860505-0 Augusto Carlos Zanotto, do 11º BPM/I; 863171-9 Ivan Carlos de Souza, do 24º BPM/I; 930377-4 Carlos Eduardo Banhos Ignácio, do 34º BPM/M; 901365-2 Ronilson de Souza Luiz, do CAES; 901269-9 Flávio Baptista, do 12º BPM/M; 895117-9 Marcelo Henrique Silva, da APMTJ; 930332-4 Marcos Rogério da Cunha, do 34º BPM/M; 930311-1 Carlos Alberto de Moraes Pinto, do CPI-6 e 910312-A Arthur Henrique Loffler, do 51º BPM/I;
ao posto de Capitão PM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes PM:
910380-5 Rodnei Sebastião Dutra Hernandes, do 16º BPM/I; 910346-5 Rodrigo Custódio Garcia, da APMAL; 913793-9 Márcio Cortez Maya Garcia, do 17º BPM/I; 910364-3 Marcelo Tasso, do GRPAe; 930334-A Osny Henrique Caldeira, do 2º BPM/I; 910340-6 Adriano Baptista Assis, da DE; 900434-3 Clodoaldo Cordesco Araújo, da PM-2; 910311-2 Fábio Ernesto Tasso, da PM-3; 930392-8 Alexandre Vilariço Alves de Oliveira, do 2º BPChq; 930385-5 Alexandre Luiz Bergamasco Pedro, do 24º BPM/I; 895090-3 Reginaldo Sousa Ferraz, do 42º BPM/I; 930300-3 Max Alexandre Schroeder, do CBM; 910354-6 Paulo Sérgio de Melo, da Correg PM; 910397-0 Fábio Sérgio do Amaral, da C Mil; 930367-7 Luís Marcelo Cunha Belluzzo, do 2º BPM/I; 888924-4 Hiram Antônio da Cruz Gouveia, do 32º BPM/M; 890205-4 Gilmar Heidrich, do CFSd; 904416-7 Paulo César Valentim, do 4º BPM/I; 874071-2 Celso Luís Rodrigues, do 43º BPM/I; 930397-9 Pedro Luís de Souza Lopes, do EM/PM; 910343-A Sebastião Sidinei da Costa, da APMBB; 853775-5 Edson Benedicto Ramos, do 5º BPRv; 881150-4 Joel Rocha, da APMSSP; 887765-3 Paulo Sérgio de Oliveira, do 34º BPM/M; 885690-7 Deivison Daniel Gonçalves, do 5º BPM/I; 903131-6 Paulo Henrique Rosas, do 8º BPM/I; 910557-3 José Cassini de Oliveira, do CSM/M Tel; 930296-4 André Maurício de Melo Bastos, do CCB; 864327-0 Jorge de Almeida Santos, do CFAP; 890864-8 Sérgio Luiz Alves de Miranda, do 48º BPM/M; 875511-6 Nedson Cleber Gaion, da Correg PM; 910400-3 Cláudio Angelini, do CSM/M Tel; 910385-6 André Luiz Paschoalim, do 5º BPM/M; 904443-4 Nicécio Cornejo Noronha, do 14º BPM/M; 870169-5 Paulo Fernandes Andrade, do 7º BPM/I; 884366-0 Jorge Luís Dias, do 4º BPM/I; 930390-1 Alexandre Leão Lucchesi, do CPA/M-11; 870626-3 Marco Aurélio Gritti, do CPI-3; 930360-0 Daniel Costa Júnior, do CEIB; 810134-5 Fernando Antônio Campos de Moura, do 14º BPM/M; 930363-4 David de Oliveira Siqueira, da DP; 930364-2 Renato Lopes Gomes da Silva, da PM-1; 890752-8 Marcos Roberto Barbosa Craveiro, do 6º G; 851550-6 Anselmo Ocimar Fagundes de Souza, do CBM; 930320-A Marcus Vinícius Baracho de Souza, do GRPAe; 930306-5 Marco Antônio Pimentel Pires, do 4º BPM/M; 910366-0 Rinaldo de Araújo Monteiro, do CPI-1; 930379-A Carlos Donizetti Sousa de Siqueira, do GRPAe; 840965-0 João Rolando Pozzi, da PM-2; 930337-5 Milton Alfredo Gherardi, do GRPAe; 910329-5 Leandro Alberico Lima Di Bernardo, da C Mil; 851900-5 Márcio Éder Coelho, da DL; 915213-0 Marcos Edaes Nóbrega, do CPD; 891956-9 Ivan Carlos Ossain, do CPI-9; 910317-1 Alessandro Baptista Assis, da APMBB; 930340-5 Cláudio Rogério Ceoloni, do 5º BPRv; 910379-1 Marcos Augusto Cavallaro Salgueiro, da PM-1; 930275-1 Gustavo Pereira Lima Magnani, do 6º BPM/I; 873896-3 Amarildo Roberto Bassi, do 3º BPRv; 930298-A Aramis Garcia Stalba, do CPC; 913081-A Marcel Ribeiro de Lima, do 7º BPM/I; 930438-0 Robson Costev Rubinho, do 1º BPChq; 910352-0 Marcos Daniel Fernandes, do 23º BPM/M; 914751-9 Davi Júlio Oliveira de Almeida, do GRPAe; 930400-2 Arlindo Soares de Albergaria Henriques da Silva Júnior, do CAES; 910314-7 Alexandre Vitorino Roldan, da APMTJM; 930351-A Denis Fernandes, da PM-2; 930366-9 Roberto Cavalcanti Leal Diniz, do 47º BPM/M; 930291-3 Maurício da Mota, da APMBB; 854352-6 Jairo Zucato dos Santos, do CPA/M-8; 910386-4 Marcelo Vieira do Santos, da PM-2; 911078-0 André Paulo de Oliveira Mafuz, do GRPAe; 910341-4 Max Wilson, do 15º BPM/I; 842220-6 Angelo Aparecido Moitinho, do CPA/M-8; 863469-6 Nelson Mazza Júnior, do 28º BPM/M; 910409-7 Leonardo Castro Isipon, da APMBB; 910378-3 Celso Massanobu Toma, do 2º BPM/I; 863167-A Edvaldo Ramos de Souza, do CSM/MM; 930401-A Roberto Tadeu Fortes Martins, da APMBB e 890700-5 Willian Carlos Padovini, do 4º BPM/I;
ao posto de Primeiro-Tenente PM, por antiguidade,
os Segundos-Tenentes PM:
104952-6 Gustavo Henrique Lázaro, do 51º BPM/I; 104953-4 Marcelo Christmann Lorusso, do 8º GB; 104951-8 Leandro Bráz Tokuno, do 43º BPM/M; 104986-A Éric Tudisco Vilas Boas Cataldo, do 8º BPM/M; 104586-5 Leonardo Santos Lopes, do 19º BPM/M; 104977-1 Tiago Rodrigues de Moraes, do 34º BPM/I; 103948-2 Maurício Bijarta Ferraioli, do 3º BPM/M; 104987-9 Diogo Costa Cangerana, do RPMon; 104587-3 Jeferson Carlos, do
CFAP; 100511-1 Danilo André Moser, do 37º BPM/M; 100351-8 Nicolas Eduardo Gama, do 36º BPM/I; 108460-7 Rodrigo Rocco Razuk Maluf, do 10º BPM/M; 108427-5 Marcos Corrêa de Moraes Verardino, do 1º BPM/M; 108407-A Jonas Paro Barreto, do 18º BPM/M ; 108433-0 Eduardo Aparecido Zampronio, do 1º BPRv; 108378-3 Fábio Leite de Oliveira, do 10º BPM/M; 973533-0 Marcelo Adriano Brandão, do 7º BPM/I; 108448-8 Flávio Sukaitis, do 1º BPAmb; 108501-8 Guilherme Vicci Amadeu, do 47º BPM/I; 108476-3 Daniel Carneiro da Cunha Cossani, do CCFO/EEF; 108455-A Matheus Von Gal de Almeida Stamato, do 47º BPM/I; 108405-4 José Aparecido Cavalari Júnior, do 25º BPM/I; 108358-9 Raphael Antunes Ribeiro, do 8º BPM/I; 108436-4 Bruno José Gomes, do 7º BPM/I; 108435-6 Ronaldo Pereira Jorge Júnior, do 14º GB; 108499-2 Weverton Tavares de Oliveira, do 35º BPM/I; 108422-4 Maurício Zacarias Gonçalves, do 48º BPM/M; 990345-3 Luís Fernando Oliveira, do 20º BPM/I; 108489-5 Samuel Matheus Amaral Teixeira, do CEIB; 108454-2 Júlio César Neves, do 37º BPM/I; 890586-0 Flávio Ponciano da Silva, do 39º BPM/I; 108420-8 Fábio Henrique Marotti, do 41º BPM/M; 108432-1 Bruno Piva de Castro, do 19º BPM/M; 104875-9 Daniel Luciano Benedicto, do 25º BPM/M; 108503-4 Paulo Vinícius dos Reis, do 3º BPRv; 108379-1 Rodrigo Franco de Souza, do 5º BPRv; 108419-4 Alfredo Cuencas Massoni Neto, do 6º BPM/I; 108406-2 Alisson Mazzoni Lameira, do 41º BPM/I; 108346-5 Richard Braga de Oliveira, do 13º BPM/I; 991454-4 José Braz de Oliveira Júnior, do 43º BPM/I;
975246-3 Júlio César Souza Aranha de Oliveira, do 7º BPM/I; 108465-8 Rafael de Abreu Palácio, do 45º BPM/M; 108493-3 Júlio César de Magalhães Cavellani, do 17º GB; 108491-7 André de Cassio Bianchi, do 35º BPM/I; 108377-5 Ricardo Cardoso Teobaldo, do 33º BPM/M; 108386-4 Caio Dias Baptista, do 26º BPM/M; 990449-2 Ronaldo Adriano Vila, do 16º BPM/I; 913769-6 Marcos Antônio Obvioslo, do 39º BPM/M; 108456-9 Bruno de Freitas Alvarenga, do 28º BPM/M; 108349-0 Thiago Castilho, do 7º BPM/M; 974114-3 Daniel de Moura Castro, do PMRG; 108459-3 Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, do 2º BPM/I; 961535-A Clóvis Lucindo da Silva, do 35º BPM/M; 990324-A João Paulo Máximo Botana, do 26º BPM/M; 108485-2 João Gallegos Fiuza, do 33º BPM/M; 962887-8 Edoaldo da Silva, do 4º BPRv; 108446-1 Vinícius Coelho Cardoso, do 33º BPM/M; 108475-5 Fábio Simões Lucchesi, do 1º BPRv; 108444-5 Fabiano de Faria Vaz de Mello, do 1º BPM/I; 108479-8 Willian da Silva Ribeiro, do 10º BPM/M; 973816-9 Eduardo de Moura Castro, do 18º BPM/M; 103221-6 Milton Dutra Francisco, do 4º BPRv; 108382-1 Aislan Eloy de Souza Cleto, do 17º BPM/M; 108473-9 André Luís Coelho Piedade, do 32º BPM/I; 108481-0 Paulo Bueno Junta Júnior, do CPI-2; 108418-6 Allan Okuma, do 5º GB; 108445-3 Rodrigo Luiz da Silva, do 10º BPM/I; 108387-2 Marcelo Cordeiro Marcelino Paes, do 32º BPM/I; 108365-1 Aladio Palmieri José Adriano, do 21º BPM/M; 108470-4 Edmar Guerra Vasques, do 40º BPM/I; 108370-8 Wladimir Uchoas Bittencourt, do 1º BPChq; 108375-9 Rubens Alexandre Gonçalves Muriti, do 17º BPM/I; 108466-6 Michel Aparecido Monroe, do 13º GB; 108506-9 Renato Costa Faco, do 50º BPM/M; 108351-1 Sidney de Almeida Ferreira, do 21º BPM/I; 108450-0 Leonardo Frederico Tayar Lui, do 27º BPM/M; 108337-6 Mateus da Costa Nogueira, do 10 º GB; 108360-A João Henrique Papoti, do 14º GB; 903511-7 Francisco Anderson Martins Ferreira, do 19º BPM/M; 108357-A Márcio Fernando Milan, do 45º BPM/I; 940043-5 Cézar Augusto Basso, do 13º BPM/I; 108468-2 Fernando de Medeiros Vasconcelos, do RPMon; 921131-4 Antônio Valdemir Monteiro, do 20º BPM/I; 108449-6 Gilberto Issao Bueno Sekime, do 28º BPM/I; 108477-1 Paulo Henrique Santini Bisterso, do 7º BPM/M; 108496-8 Rubens de Oliveira Santin, do 8º BPM/I; 108369-4 Igor Ronaldo Vieira, do CSM/MM; 108402-0 Hugo de Oliveira e Silva Neto, do 1º BPRv; 108461-5 Henrique de Paula Lima, do 2º BPChq; 107711-2 José Antônio Pereira Júnior, do 35º BPM/I; 108368-6 Fábio Luiz Soares, do 21º BPM/I; 108744-4 Fernando Nishihara Adão, do 15º GB; 962893-2 Rogério da Silva Júlio, do 3º BPRv; 108359-7 Cristiano Massaretti, do 28º BPM/M; 108362-7 Igor Khenzo Hiasa, do 4º BPAmb; 104579-2 Liverson Rodrigo Marchiori, do 11º BPM/M; 104984-4 Evandro Artur de Oliveira Lopes, do 52º BPM/I e 990131-A Vitor Maximino de Melo, do 11º BPM/M;
Ao posto de Primeiro-Tenente PM, por merecimento, os Segundos-Tenentes PM:
104541-5 Regivaldo Robson Vicente, do 13º BPM/M; 904795-6 João Fernando Nunes de Souza, do 9º BPM/I; 104621-7 André Vander Zambelli Ribeiro, do 9º BPM/I; 104960-7 Fábio William Bellarmino, do 47º BPM/M; 941366-9 Adilson Aparecido Ribeiro da Cunha, do 14º BPM/I; 104624-1 Jorge Alexandre Favoreto, do CPI-4; 104604-7 Leonardo Trajano da Silva, da Correg PM; 966812-8 Flávio Azevedo Cavalcante, do 30º BPM/M; 104570-9 Leandro de Campos Pires, do 1º BPChq; 104641-1 William Thomaz, da APMCMSP; 104589-0 Renato Moreira da Cruz, do 48º BPM/M; 104575-0 André da Silva Rosa, do 1º BPChq; 970404-3 Éder Lúcio Galindo, do 30º BPM/M; 103340-9 Roges Bispo Severo, do 48º BPM/M; 104545-8 Vinícius Augustus Martins Neves, do 46º BPM/I; 101844-2 Givanildo Venâncio da Silva, do 7º BPM/M; 103663-7 Leonardo Régis Ramos, do 38º BPM/I; 104643-8 Gilson Hiroyuki Kameoka, do 27º BPM/M; 108373-2 João Roberto Lara Alves de Moura, do 11º GB; 108399-6 Fernando de Souza Lopes, do 34º BPM/M; 108457-7 Raphael Luiz Retucci de Araújo, do CCFO/EEF; 974790-7 Flávio Roberto da Silva, do 17º BPM/M; 108415-1 Samuel Dias de Moraes Sobrinho, do GRPAe; 108423-2 Anthony John Harrison, do CEIB; 108372-4 Plínio Augusto Filomeno, do 13º BPM/I; 100540-5 Anderson Santana Silva, da Correg PM; 108385-6 Raphael da Costa Cassiano, do 16º BPM/M; 108395-3 Douglas Dias, do 2º BPRv; 108383-0 Marcelo Vituzzo Percian, do 15º BPM/I; 891435-4 Nilson Marcos Chaves Farias, do 39º BPM/I; 108425-9 Juliano Rodrigues Mondin, do 11º BPM/I; 108429-1 Gustavo Maciel Alves, do CPA/M-12; 108366-0 Alex Ang Ribeiro, da C Mil; 108451-8 Guilherme de Almeida Guedes, do 4º BPChq; 108398-8 Alex Akisani Tominaga, do 16º BPM/I; 108391-A Carlos dos Santos Latge, do 11º GB; 108508-5 Pablo Mancera Viterbo, do 3º BPRv; 108462-3 Sílvio Rodrigo Pronestino, do 10º BPM/M; 108467-4 Renato de Oliveira Montanari, do 4º BPAmb; 108376-7 Gernando Garcia Furtado, do 51º BPM/M; 108388-A Denis Anderson Costa, do 9º BPM/M; 108397-0 Antônio Martinho Neto, do CFSd; 108380-5 Paulo Augusto dos Santos Colussi, do 12º BPM/I; 975978-6 Fábio Franco de Azevedo, do 35º BPM/I; 101777-2 Fernando Antônio de Moura, do 15º BPM/M; 108390-2 Lucas Viol Franciscon, do 34º BPM/M; 104978-0 Alexandre Katerna Leem, do 22º BPM/M; 970330-6 André Ricardo Ferreira, do 15º BPM/M; 963828-8 Kleber Ricardo de Almeida Silva, do 18º BPM/I; 108356-2 Tiago Roppa Evilásio, do 46º BPM/I; 108463-1 Felipe Torres Vieira, do 6º BPM/I; 108484-4 Andrew Sardinha Moreira, do 30º BPM/I;
108381-3 Fernando de Souza Vieira Vicentin, do 34º BPM/M; 108355-4 Welton Vinícius Lescura de Oliveira, do CPI-1; 108471-2 Rafael Martins Marques, do
42º BPM/M; 107095-9 Benedito Aguinaldo Martins, do 36º BPM/I; 108371-6 Luís Alberto Mello de Moraes, do 1º BPChq; 108336-8 Flávio Martinez, do 13º
BPM/M; 108347-3 Thiago Roberto da Silva Martins, do 15º BPM/M; 108343-A Walter Cabello Neto, do 33º BPM/M; 108408-9 Fernando Henrique Fabião, do 1º BPChq; 108428-3 Eduardo Junqueira Pinto Giehl, do 42º BPM/M; 108488-7 Anderson William Mariotto, do CCFO/EEF; 108344-9 Rodrigo Barra Dias, do 46º BPM/I; 102171-A Paulo Roberto Dario, do 2º BPM/M; 108341-4 Leandro Luiz Gomes Carvalheiro, do 7º BPM/I; 108437-2 Carlos Bordim Neto, do 7º BPM/M; 108486-A Douglas Tacachi Tsuruta, do 8º GB; 992035-8 Genivaldo Pereira da Silva Júnior, do 21º BPM/M; 108434-8 Rogério Barbosa de Souza, do 1º BPM/M; 108396-1 Raphael dos Santos Daher, do 7º GB; 108478-0 Carlos Santos Bárbara, do 17º BPM/M; 108394-5 Túlio César Vancim de Azevedo, do 3º BPRv; 108384-8 Luiz Fernando de Lima Paulo, do CCFO/EEF; 108414-3 Fernando Santos Camillo, do 19º BPM/M; 108411-9 José Fernando Cerri Júnior, do 36º BPM/I; 108364-3 Ricardo dos Santos Rocha, do 45º BPM/I; 931907-7 Antônio Alves da Silva Neto, do 44º BPM/I; 108354-6 Armando Vitoriano Carvalho Verona, do 18º GB; 108361-9 Léo Artur Marestoni, do 2º BPAmb; 108439-9 Carlos Henrique Rodrigues Muniz, do 1º BPRv; 108393-7 Tiago de Andrade Sales, do 20º BPM/M; 101168-5 Celso Aparecido Bezerra,
do 6º BPM/I; 108494-1 Eduardo Gonsales dos Santos, do 20º BPM/I; 108490-9 Danilo Carvalho Adair, do 8º BPM/I; 102044-7 Paulo Wong, do 35º BPM/I;  90456-5 Luciano Prudêncio dos Santos Filho, do 5º BPM/I; 108502-6 Moisés Emídio dos Santos, do 20º BPM/M; 108130-6 Fabrissyo José Salomão, do 8º GB; 108413-5 Emanuel Augusto Fonseca de Avila, do 17º BPM/I; 108507-7 André Alexandre Rodrigues Hanesaka, do 13º BPM/M; 108440-2 Thiago Pinheiro Duarte, do 16º GB; 108504-2 Fábio José Santos, do 41º BPM/I; 966233-2 Alexandre Andrade, do 27º BPM/I; 107973-5 Herbert Honorato dos Santos, do 6º BPM/M; 108352-0 Nelson Santini Neto, do 1º BPChq; 108424-A Marcos Ivanov Filho, do 13º BPM/M; 951098-2 Rodolfo Lipi, da Correg PM e 108363-5 Marcelo Henrique de Lima, do GRPAe;
ao posto de Segundo-Tenente PM, por merecimento
intelectual, os Aspirantes-a-Oficial PM:
102394-2 Antônio César Ferrari Marcolino, do 53º BPM/I; 118388-5 Homero Bernardo Perrenoud, do 6º BPM/I; 118451-2 Thiago dos Santos Rodrigues, do
3º BPChq; 991802-7 Márcio Rodrigo Soares, do 53º BPM/I; 118449-A Renato Marques Pavão, do 3º BPChq; 992389-6 Leandro Mendes da Silva, do 28º BPM/I; 118444-0 André Saito Arashiro, do 4º BPM/I; 118468-7 Daniel Boros Motta de Oliveira, do 3º BPChq; 101069-7 André Franco Fortunato, do 46º BPM/I; 118375-3 Adriano Thiago de Aguiar Machado, do 4º BPM/I; 118436-9 Fernando Pedroso de Moraes, do 18º BPM/I; 118405-9 Luiz Roberto Riva Guerra, do 1º BPChq; 118376-1 Danilo Sartori Bertanha, do 2º BPChq; 111969-9 Pablo José da Fonseca Rodrigues Ferreira, do 2º BPChq; 118385-A
Rafael Gonçalves de Araújo, do 15º BPM/M; 118377-0 Guilherme Alves de Aquino, do 15º BPM/M; 100022-5 André Paula Dias, do 34º BPM/M; 991669-5 Daniel Márcio Molina, do 3º BPM/I; 118443-1 Joel Lemos de Oliveira, do 12º BPM/M; 118454-7 Luís Roberto Reis Teixeira de Souza, do 1º BPChq; 115689-6 Philipe Barreto Regonato, do 1º BPChq; 118484-9 Maximiliano Sales Spessotto, do 28º BPM/I; 118395-8 Tiago Eugenio Modena Fernandes, do 26º BPM/I; 118079-7 Adriano Primo Duarte, do 8º BPM/M; 118440-7 Fernando Aoyama Achiles, do 4º BPM/I; 980841-8 Raimundo José Alves de Lima, do 17º BPM/M; 990242-2 Alex de Souza Gois, do 4º BPM/M; 118421-A Marco Aurélio Barberato Genghini, do 7º BPM/M; 101389-A João Alfredo Rodrigues Marques, do 29º BPM/I; 118429-6 Edson Francisco da Cruz, do 3º BPM/I; 118439-3 Paulo Roberto Maia Filho, do 1º BPChq; 118393-1 Fábio Marcondes
de Souza, do 5º BPM/I; 991537-A Silvio Osório Pereira Dias, do 19º BPM/I; 118401-6 Bruno de Souza Ribeiro, do 43º BPM/M; 118452-A Rogério Rodrigues, do 17º BPM/M; 991038-7 André Antunes, do 5º BPM/M; 118383-4 Renan Chammas de Araújo, do 16º BPM/M; 118417-2 Luiz Augusto Rodrigues Siqueira, do 12º BPM/M; 118406-7 Rodrigo Gonçalves dos Santos, do 16º BPM/M; 114845-1 Eduardo Matareli Vieira, do 32º BPM/M; 101352-1 Rogério Gonçalves dos Santos, do 6º BPM/I; 118461-0 Hugo Magalhães Castro Lopes, do 46º BPM/I; 114515-A Luciano da Costa Alves, do 7º BPM/M; 992332-2 Alisson Guimarães Pereira de Souza, do 5º BPM/M; 118472-5 Carlos Henrique Santos Pontual, do 31º BPM/M; 118413-0 Felippe Serra Camilo, do 5º BPM/M; 118441-5 Ricardo Felipe Aparecido Alves, do 21º BPM/I; 101629-6 Ednei Ozório, do 18º BPM/M; 118464-4 João Paulo Laso, do 45º BPM/I; 118487-3 Leandro Sabioni, do 18º BPM/M; 118450-4 Raphael Cavalari Machado de Moraes, do 3º BPM/M; 118396-6 Loester Henrique Santos Tolizano, do 43º BPM/M; 118448-2 Arony Aparecido Lopes, do 13º BPM/M; 118438-5 Frederico Augusto Marques Faria, do 48º BPM/I; 115954-2 Henrique Magalhães Ramos, do 42º BPM/I; 102848-A Daniel Sousa de Brito, do 42º BPM/M; 118431-8 Thiago Francisco Requejo, do 42º BPM/M; 118481-4 Eduardo Yajima Peres, do 7º BPM/M; 118493-8 Luiz Filipe Barroso Antunes, do 21º BPM/M; 118402-4
Leonardo Jurcovice Costa, do 6º BPM/M; 107938-7 Carlos Eduardo Ayrao Mariano, do 3º BPM/M; 118466-A Samuel Malago Neiro, do 50º BPM/I; 118463-6 José Guilherme de Souza Diniz, do 51º BPM/M; 118404-A Rafael Ramos da Silva, do 1º BPM/M; 118462-8 Rodrigo Monteiro Amaro, do 1º BPM/I; 965169-1 Rodrigo Aparecido Lançoni, do 35º BPM/I; 940924-6 Flávio Soares de Sousa, do 6º BPM/M; 118458-0 Rodolpho Augusto Souza Corce, do 18º BPM/M; 118389-3 Diego Karam, do 1º BPM/M; 118482-2 Diego Antônio Gonçalves de
Almeida, do 35º BPM/I; 113774-3 Jairo Franco da Silveira Neto, do 39º BPM/I; 118386-9 Gustavo José dos Santos Ferreira, do 5º BPM/I; 117483-5 Mizael Gonçalves Marcelino, do 19º BPM/M; 118478-4 Luís Olavo Campanha Sant’Anna, do RPMon; 118432-6 Thiago Tomio Sakamoto, do 40º BPM/M; 118430-0 Marcelo da Cunha Lico, do 35º BPM/M; 118471-7 Roberto de Almeida Lourenço, do 31º BPM/M; 101108-1 Luiz Carlos de Pinho Freire, do 39º BPM/I; 118387-7 Alan Hudson Almeida da Silva, do 44º BPM/M; 118426-1 José Antônio Marciano Neto, do 22º BPM/M; 118488-1 Marco Aurelio Pariz, do 47º BPM/I; 118419-9 André Elias dos Santos, do 44º BPM/M; 118398-2 Alexandre Barbosa Costa, do 21º BPM/I; 118434-2 Vitor Ceschini Dias Tamarozzi, do 47º BPM/I; 100123-0 Marcus Vinicius Veronez, do 6º BPM/M; 118446-6 Johnny Reis de Melo, do 22º BPM/M; 108741-0 Cauê Felipe Mascarenhas, do 27º BPM/M; 118423-7 Raphael Augusto de Araújo Guimarães, do 19º BPM/M; 991884-1 Marcelo Alves de Almeida, do 20º BPM/M; 118418-A Paulo Henrique Siqueira, do 41º BPM/I; 118384-2 Ricardo Del Santos Gonzalez, do 39º BPM/M; 105520-8 Luiz Octavio Cavalheiro, do 41º BPM/M; 118427-0 Cássio Koitsi Hashizume da Luz, do 41º BPM/M; 118469-5 Fabrício Ricardo Paluri Cunha, do 20º BPM/I; 118400-8 Josias da Conceição Júnior, do 20º BPM/M; 118411-3 Harrisson Souza, do 29º BPM/M; 118477-6 Thales Augusto de Farias Ferreira, do RPMon; 118374-5 Adriano Jorge de Oliveira, do 29º BPM/M; 118479-2 Mauro da Costa Ribas Junior, do 37º BPM/M; 118437-7 Vinicius Nóbrega, do RPMon; 118410-5 Rafael de Menezes San Martino, do 27º BPM/M; 118382-6 André Alexandre Favero, do 29º BPM/I; 118474-1 Renê Sérgio Surjus Júnior, do 37º BPM/M; 108878-5 Everton Rodrigo dos Santos, do 28º BPM/M; 118412-1 Marcos Tadeu Gonçalves de Souza, do 41º BPM/I; 115430-3 Fernando Burgos Garcia, do 28º BPM/M; 118407-5 Pedro Alexandre de Farias Gobbi, do 30º BPM/M; 118416-4 Marcelo Miyasaki, do 35º BPM/M; 118453-9 Alexandre Schubert, do 26º BPM/M; 118465-2 Gustavo Henrique Rocha Bonifácio, do 54º BPM/I; 118379-6
Marcos Rodolfo Sousa Bazela, do 24º BPM/M; 118467-9 Carlos Eduardo Nigra Salgado, do 48º BPM/I; 118422-9 Osnei Rodrigues Cesetti Júnior, do 42º BPM/I; 118312-5 Rodrigo Mattioli da Silva, do 25º BPM/M; 113631-3 Rodolfo Monteiro de Oliveira, do 24º BPM/M; 118414-8 Marcelo Luiz Valino, do 26º BPM/M; 944093-3 Elias Bonfim Aguiar de Souza, do 48º BPM/I; 118392-3 Bruno Carvalho Salmeron, do 25º BPM/M; 118480-6 Raphael Pascoal Turri, do 54º BPM/I; 118390-7 Anderson dos Reis Pelegrine, do 20º BPM/I; 118433-4 Wagner Correia de Castro, do 30º BPM/M; 118409-1 Israel José Gomes Ribeiro, do RPMon; 118425-3 João Cláudio Corrente Santos Silva, do 24º BPM/M; 118380-0 Stefan Derzevic Santiago Silva, do 25º BPM/M; 118424-5 Gustavo Maldonado Vieira, do 24º BPM/I; 118490-3 Luiz Roberto Harder Pedrina Nunes, do 25º BPM/M; 118445-8 Rafael Victor Messias Tavares, do 45º BPM/I; 118420-2 Deivid Gabriel de Melo, do 26º BPM/I; 118373-7 Filipe Adiranha Matheus, do 24º BPM/I; 118381-8 Diego Franchi Lemes, do 14º BPM/I; 118399-A Guilherme Artur Boldrini, do 14º BPM/I; 118459-8 Adriano Alves Diniz, do 14º BPM/I; 118476-8 Renato Souza Machado, do 14º BPM/I e 118397-4 Newton de Campos Pereira, do 14º BPM/I.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS
ao posto de Major Med PM, por antiguidade, os Capitães Med PM:
870946-7 José Martinelli Bavaresco, do CPI-8 e 870922-0 Alberto Mitsuo Yamaoka, do C Med;
ao posto de Major Med PM, por merecimento, os Capitães Med PM:
870924-6 Octacílio Martins Júnior, do C Med; 870927-A Antônio Ferreira Gonçalves Júnior, do CCB e 870945-9 Alberto Duarte, do C Med;
ao posto de Capitão Med PM, por antigüidade, os Primeiros-Tenentes Méd PM:
900071-2 Maria Regina Boeing Costa, do CCFO/EEF e 915244-0 Hilton Telles Libanori, do C Med;
ao posto de Capitão Med PM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes Med PM:
932556-5 Paulo Aparecido Ortiz Galiano, do C Med; 915241-5 Fernando Gonini Martins, do C Med e 944611-7 Ademir Euzébio Correia, do GRPAe.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - DENTISTAS
ao posto de Capitão Dent PM, por merecimento,
o Primeiro-Tenente Dent PM: 900009-7 Adriana Maria Finotti Fernandes Oliveira, do C Odont.
QUADRO DE OFICIAIS DE POLÍCIA FEMININA - QOPF
ao posto de Tenente-Coronel Fem PM, por merecimento,
o Major Fem PM: 790334-A Maria Helena Loureiro, do CPA/M-4;
ao posto de Major Fem PM, por antiguidade, os Capitães Fem PM:
891187-8 Cláudia Virgília Raposo de Faria, do CPI-7 e 891193-2 Helena dos Santos Reis, do CPI-5;
ao posto de Major Fem PM, por merecimento, os Capitães Fem PM:
891189-4 Ana Rita do Amaral Souza Streifinger, do 2º GB; 891181-9 Gisélia Lomba Bernardes, do 26º BPM/I e 876710-6 Sílvia Martinez Brandão Ferreira de Moraes, do CPA/M-10;
ao posto de Capitão Fem PM, por antigüidade, os Primeiros-Tenentes Fem PM:
920474-1 Fernanda Santos Pereira da Silva, do 23º BPM/M; 881523-2 Leni Maria Campos Bellini, do CCFO/EEF; 930416-9 Adriana Roledo Belluzzo, do 2º BPM/I; 850927-1 Maria do Socorro da Silva Cobbo, do 11º BPM/M e 872982-4 Silvana Cordeiro Vaz, do 2º GB;
ao posto de Capitão Fem PM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes Fem PM:
930430-4 Márcia Regina da Silva Andrade, do CPA/M-5; 930421-5 Luciana Peyrer das Neves, da APMBB; 930424-0 Sílvia Maria da Silva Tasso, da APMBB; 930427-4 Luciane Santos Rondon, da C Mil; 930413-4 Andréia de Toledo Calil, do CCB e 930426-6 Simone de Assis Silva, da APMBB;
ao posto de Primeiro-Tenente Fem PM, por antiguidade,
os Segundos-Tenentes Fem PM:
104650-A Priscila Merize de Souza, do 11º GB; 104569-5 Ingrid Pereira Craveiro, do 8º BPM/I; 104544-0 Karina Machado, do CDP; 104606-3 Kheylla Campos, do 25º BPM/I; 104558-0 Carolina Ferreira Bisterso Waternan, do 48º BPM/M; 108472-A Daniela Santos Oliveira, do 23º BPM/M; 108348-1 Luciana Bezerra Rodrigues, do 12º BPM/M; 108404-6 Carolina Cassi Crivelaro, do 20º BPM/M; 108338-4 Camila Cristina Brancalhão, do 47º BPM/M; 108458-5 Lillian Lucena Magalhães, do 15º BPM/M; 108430-5 Ana Paula da Silva Fernandes, do CPA/M-11; 108353-8 Aline Franco, do 2º BPM/M; 108410-A Maria Cláudia de Andrade Ribeiro, do CCFO/EEF; 108400-3 Larissa Helena Zurzolo, do 47º BPM/M; 108453-4 Fernanda Pavão Camilo da Silva, do CCFO/EEF; 108412-7 Deborah Cristina Bueno Murback, do 2º BPRv e 108421-6 Mônica Vieira Marques, do 41º BPM/M;
ao posto de Primeiro-Tenente Fem PM, por merecimento,
os Segundos-Tenentes Fem PM:
104564-4 Daniella Velasquez Lacerda, do 49º BPM/M; 104567-9 Aline Betânia Ribeiro de Mattos Carvalho, da C Mil; 104619-5 Luana Galo, do 51º BPM/I;
104557-1 Ana Carolina Lara Campos Dorini dos Santos, do CFSd; 108345-7 Marlei Rodrigues, do 1º BPM/I; 108442-9 Iara Maria de Oliveira, do 4º BPM/M; 106274-3 Catherine Beraldo Crema, do GRPAe; 108505-A Isabela Nóbrega de Andrade Forner, da PM-6; 108403-8 Karin Yuki Sakamoto de Azevedo Lopes, do CPA/M-1; 108392-9 Mara Thaís Ribeiro, do CPI-1; 108495-0 Sandra Elaine de Andrade, do 17º GB; 108487-9 Adaina da Silva Rosa Vieira, do 46º BPM/I; 108482-8 Bruna Carolina dos Santos Martins, do 7º BPM/I; 108443-7 Camila
Bricatte Thomaz, do 11º BPM/M; 108417-8 Juliana Marchetti Cunha, do 11º BPM/M/ 108452-6 Jaqueline Ferraz de Paiva, do Gab Cmt G e 108500-0 Elionay Reberte da Silva, do 17º BPM/M;
ao posto de Segundo-Tenente Fem PM, por merecimento intelectual, os Aspirante-a-Oficial PM:
118408-3 Letícia de Carvalho, do 2º BPChq; 118455-5 Tânia Paulo Roldão, do 4º BPChq; 118447-4 Natália Giovanini, do 2º BPChq; 118428-8 Mayara Roberta Mieko Tanaka, do 18º BPM/I; 117864-4 Michelina Toniato, do 8º BPM/M; 118442-3 Mary Angelles Gonçalves Peres Morales, do 9º BPM/M; 118460-1 Alessandra Cristina de Siqueira, do 19º BPM/I; 118475-0 Renata Alves Cyrne, do 4º BPM/M; 118378-8 Camila Beniti Ribeiro, do 9º BPM/M; 118391-5 Keila Lai Yen Tsai, do 40º BPM/M; 118394-0 Mayumi Fineza Moribe,
do 13º BPM/M; 118473-3 Brenda Benites de Castro, do 32º BPM/M; 118435-A Thais Cipolla, do 39º BPM/M; 118485-7 Juliana Mello de Moraes, do 29º BPM/I e 118415-6 Viviane Cristina Soares Furis, do 29º BPM/I.
QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES
- QAOPM
ao posto de Major QAOPM, por merecimento, o
Capitão QAOPM: 793269-3 Nilton Monte, do 17º GB;
ao posto de Capitão QAOPM, por antigüidade, os Primeiros-Tenentes QAOPM:
823371-3 Argemiro Augusto Vieira, do CPI-5; 812907-0 Geraldo Jurandir do Couto, do CSM/M Int; 812120-6 Walter Alves Moura, do 29º BPM/I; 822071-9 José Roberto Rodrigues de Alcântara, do CRPM; 830307-0 Antônio Faria dos Santos, do CSM/MOpB; 830310-0 Aroldo Gomes da Costa, do 25º BPM/I; 840977-3 Marcos Antônio Dias da Silva, do 49º BPM/I e 830359-2 Wagner Rezende da Silva, do 37º BPM/I;
ao posto de Capitão QAOPM, por merecimento, os
Primeiros-Tenentes QAOPM:
840592-1 Sérgio Rakoza, do CSM/MOpB; 810698-3 Antônio Wagner Donda, do 2º GB; 843241-4 José Roberto Perão, do 10º GB; 812788-3 Marcos Almir de Albuquerque Oliveira, do 6º GB; 840373-2 Alexandre de George Guimarães, do 42º BPM/I; 810426-3 Pedro de Araújo Ferreira, da APMBB; 793708-3 Joab Batista do Nascimento, do 32º BPM/M; 851038-5 Nelson dos Santos Perez, da APMBB e 851329-5 Cláudio Luís Rui, da APMBB;
ao posto de Primeiro-Tenente QAOPM, por antiguidade,
os Segundos-Tenentes PM:
864263-0 Roney Wilson de Miranda, do 8º BPM/M (este a contar de 24-5-2009); 852637-A Moiséis Alegreti, do 49º BPM/I; 864955-3 Haroldo Ferreira Rodrigues, do CPA/M-3; 850304-4 Janderson Aparecido Tietz, do 34º BPM/M; 863998-1 Joelson Pereira da Costa, do CSM/M Int; 831243-5 Jackson Wili Xavier, do 29º BPM/I; 872618-3 Idamares Fernandes da Silva Nascimento,
da DP; 873806-8 Valéria Cristina Alvares, do CSM/AM; 875294-0 Sandra Aparecida Macedo, do 13º GB; 864821-2 Nilton César Scopim, do CPA/M-8; 851597-2 Cláudio Benedetti, do CDP e 853102-1 Ronaldo dos Santos, do 5º BPM/M;
ao posto de Primeiro-Tenente QAOPM, por merecimento,
os Segundos-Tenentes PM:
862433-0 Leandro Carlos Segre, da APMBB; 852477-7 Clóvis Dias Pereira, da PM-1; 880820-1 Edson Luiz de Moraes, do CEIB; 852862-4 Irineu Gonçalves de Souza, do 7º GB; 850945-0 Sílvia Regina Vieira da Silva, do CRPM; 863829-2 Cláudio Antônio, do 28º BPM/I; 860173-9 Amilton Dybal Rosa, do CPChq; 860826-1 José Augusto Andrade, do GRPAe; 850946-8 Shirley
Anastácio Félix Ribeiro, do 15º BPM/M e 793619-2 Celso Marconcin, do CPAmb.
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção: o Coronel PM 790575-A Leonardo Torres Ribeiro no Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).
Transferindo, por conveniência do serviço:
o Coronel PM 801172-9 Renato Cabral Catita, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) para o Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3).
Retificação do D.O. de 22-5-2008
No decreto de 21-5-2009, onde se lê “...ao posto de Primeiro-Tenente PM, por antiguidade, os Segundos-Tenentes PM: a contar de 24-5-2009:
...104554-7 Sílvio Tito Camilo Gurgel... leia-se ...ao posto de Primeiro-Tenente PM, por merecimento, os Segundos-Tenentes PM:
a contar de 24-5-2009:
...104554-7 Sílvio Tito Camilo Gurgel...”

Pela primeira vez na temporada o campeão do mundo, LEWIS HAMILTON, da McLAREN, vai largar na pole position. Hoje, no treino, que definiu o grid do GP DA EUROPA, em VALÊNCIA, ESPANHA, HAMILTON e seu companheiro de equipe, HEIKKI KOVALAINEN, foram os mais velozes, confirmando a evolução demonstrada pela McLAREN na corrida da HUNGRIA, vencida por HAMILTON.  Em 2008, HAMILTON obteve cinco poles. Agora, precisou esperar a 11ª etapa do campeonato para ser primeiro no grid. HAMILTON não falou em vitória. Talvez por estar com sua McLAREN com um pouco menos de gasolina que a BRAWN GP de RUBENS BARRICHELLO, terceiro hoje na classificação. Com 19 pontos, o inglês é o oitavo no MUNDIAL. Na prática não há como pensar em bater o líder, JENSON BUTTON, da BRAWN GP com 70 pontos, quinto no grid. O quarto é SEBASTIAN VETTEL. O sexto é KIMI RAIKKONEN. O substituto de FELIPE MASSA, o italiano LUCA BADOER, ficou em último no grid.     

Tudo azul para o PALMEIRAS. Na estréia do terceiro uniforme, na cor celeste, em homenagem às origens italianas e com a cruz de SAVÓIA no lugar do símbolo (a família SAVÓIA foi a última da dinastia real italiana), a equipe reencontrou o caminho das vitórias. Atuando no PALESTRA ITÁLIA, diante do INTERNACIONAL, um rival direto na luta pelo título, venceu por 2 a 1, gols de OBINA e ORTIGOZA contra um de GIULIANO, e voltou a abrir vantagem na liderança do Brasileiro. OUTROS RESULTADOS da Série A neste sábado: SANTO ANDRÉ 1 x CORITIBA 0; SPORT 2 x VITÓRIA 0.  

O VASCO conseguiu nesta tarde, quando comemorava seu 111º aniversário, tudo o que pretendia contra o IPATINGA, o MARACANÃ. Goleou o time mineiro por 4 a 0, encerrou o primeiro turno da Série B na liderança, com 39 pontos (igualando a campanha do CORINTHIANS no campeonato passado), e ainda bateu o recorde de público desde ano em todas as séries do Campeonato Brasileiro. Quem fez bonito nesta tarde foi o CEARÁ, que goleou o AMÉRICA – RN por 5 a 1, em NATAL, e retornou ao grupo dos quatro melhores clubes da competição. Em CAMPINAS, a PONTE PRETA não decepcionou sua torcida. Goleou o DUQUE DE CAXIAS por 4 a 1 e se aproximou do G4, assumindo a sexta colocação na tabela. A última goleada do dia ficou por conta do FORTALEZA, que jogando em casa, fez 4 a 0 no PARANÁ. 

Duas pessoas morreram hoje em conseqüência da queda de um avião monomotor na cidade de COMENDADOR GOMES, no TRIÂNGULO MINEIRO, localizada a 614 km de BELO HORIZONTE. A aeronave havia decolado no início da manhã de uma propriedade rural do município paulista de VOTUPORANGA, situada a 533 km de SÃO PAULO, e caiu por volta das 7 horas, matando os dois ocupantes: o empresário JOSÉ TOLENTINO FILHO, de 68 anos, e o policial militar aposentado ANTÔNIO APARECIDO FERNANDES, de 58 anos. Os dois eram moradores de VOTUPORANGA.

Protestos contra a permanência de JOSÉ SARNEY na presidência do Senado tomaram hoje ruas do RIO, SÃO PAULO e BRASÍLIA. No RIO, pelo menos 150 pessoas, a maioria estudantes, participaram do protesto com os rostos pintados, narizes de palhaço, apitos, caixas de pizzas e cartazes com “FORA SARNEY”, no FLAMENGO. O ato foi acompanhado por PMs, alguns armados com fuzis. O grupo foi até o prédio onde mora o presidente do Conselho de Ética, senador PAULO DUQUE, responsável por arquivar as denúncias contra SARNEY por suspeitas de nepotismo, tráfico de influência, desvio de recursos públicos e envolvimento com atos secretos. Os manifestantes gritaram palavras de ordem.
“Algumas pessoas no Senado têm que saber que a opinião pública existe. Nós aqui queremos a renúncia e a perda do mandato de SARNEY”, afirmou WILLIAM GARCIA, um dos organizadores do protesto.
Em BRASÍLIA, um grupo de cerca de 40 estudantes secundaristas e universitários foi até a frente da casa do senador, no LAGO SUL, pedir sua renuncia. Empunhando cartazes, os jovens argumentavam que não há mais espaço para que o senador continue no comando da Casa. Eles reclamaram da truculência de seguranças de SARNEY, que os expulsaram da rua sem saída que dá para a casa do político.
Em SÃO PAULO, a manifestação foi organizada ela Internet e ocorreu na Avenida PAULISTA com dezenas de pessoas, que partiram do MASP.    

Alvo de ataques da oposição, a ministra DILMA ROUSSEFF (CASA CIVIL) sairá de cena por um mínimo uma semana, após o anúncio do marco regulatório do PRÉ-SAL, marcado para o dia 31. As férias de DILMA, pré-candidata do PT à Presidência, coincidem com a nova estratégia do Planalto para reforçar sua blindagem: a partir de agora, líderes do governo e do PT no Congresso, dirigentes petistas e ministros ficarão responsáveis por uma espécie de comitê de reação na ESPLANADA. A ordem é partir para o confronto e, se o alvo do ataque for relacionado a alguma medida administrativa, comparar com a gestão de FHC. Além disso, LULA quer que DILMA apareça só em compromissos positivos.

A uma semana do anúncio das regras do PRÉ-SAL, o governador SÉRGIO CABRAL classifica a proposta do governo federal de “assalto” ao RIO. Ele critica a mudança na distribuição dos royalties do petróleo, que renderam 6,8 bilhões de reais ao Estado em 2008. “Não há nada que me faça permitir que o RIO seja assaltado”, diz CABRAL em entrevista ao ESTADO. Para o governador, a fatia reservada à PETROBRÁS “é uma vergonha”. 

Ato público no RIO em comemoração aos 30 anos da aprovação da LEI DA ANISTIA. O ministro da Justiça, TARSO GENRO pediu que o Supremo Tribunal Federal julgue procedente a ação da Ordem dos Advogados do Brasil, que reinterpreta a LEI DE 1979, permitindo o julgamento de militares por tortura. Após o ato, no qual o governo voltou a pedir desculpas aos presos, mortos, desaparecidos e torturados pelo regime militar, TARSO disse apoiar a criação de uma comissão de verdade. “Não estamos pedindo que os torturadores sejam torturados. O que pedimos é que sejam julgados e que o que fizeram seja exposto”, disse.
O delegado de polícia CARLOS ALBERTO AUGUSTO, mais conhecido como CARTEIRA PRETA, trabalhou durante quase nove anos em órgãos de repressão política durante o regime militar. Ele contesta a idéia de punição para os agentes do Estado. “Os terroristas assaltavam e matavam, como bandidos comuns, e foram anistiados. Por essa ótica os assaltantes de bancos também deveriam ser anistiados.” AUGUSTO também alega que o País estava em guerra. “Defendi e defendo minha pátria.”   

2 010       :         -      DOMINGO
Como o sábado, este domingo é tranqüilo. Posso terminar o trabalho de atualização de meus arquivos e da digitalização de minhas memórias. Pela Internet recebo o e-mail do GBB:
Caros GBBs,
Ante a passagem do companheiro Heraldo para o outro Plano, reforçando manifestação abaixo e, baseado em uma experiência própria vivida, achei por bem me manifestar neste momento. Começo repetindo uma frase de Antoine Saint Exupéry (Antoine Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry): “O que para a lagarta é o fim do mundo, o MESTRE chama de borboleta.” Independente da crença de cada um, esta é uma realidade da qual não fugiremos. Aos familiares desejos que encontrem Forças para superar os momentos de ausência e de dor. Aos amigos é aconselhável que enviem Luz e Energia para que o Heraldo possa seguir o seu “caminho”. Da Luz nada é perdido.
Paz a Todos!
Otacílio
Asp 75

Caio Carrieri SÃO PAULO
A escrita do Majestoso agora soma dez partidas a favor dos corintianos, que não sabem o que é derrota para o São Paulo desde 2007. Com extrema tranquilidade, o Timão fez 3 a 0 - dois gols de Elias -, no Pacaembu, neste domingo, e termina a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro a apenas dois pontos do líder Fluminense, que empatou em 2 a 2 com o Vasco, no Maracanã. Treinador interino até o fim do ano, Sérgio Baresi segue sem triunfar no comando do clube do Morumbi, que ocupa a 15ª colocação e está a dois pontos da zona de rebaixamento. Ele havia estreado com um empate com o Cruzeiro, dentro de casa. Desde o apito inicial de Wilson Luiz Seneme, o Alvinegro teve amplo domínio do jogo, obrigando Rogério Ceni a fazer a primeira defesa logo aos 53 segundos em cruzamento de Jorge Henrique. Cinco minutos depois, William, mesmo desequilibrado, obrigou o goleiro são-paulino a fazer nova intervenção. A única oportunidade do Tricolor na primeira etapa aconteceu mais por um vacilo de William, aos dez minutos. Ricardo Oliveira invadiu a área e chutou cruzado. A bola tirou tinta da trave direita de Julio Cesar. A partir daí, só deu Corinthians. Aos 21 minutos, Elias aproveitou a liberdade na intermediária dada por Casemiro e chutou com força rasteiro, no canto esquerdo de Rogério: 1 a 0 no Pacaembu. Antes do intervalo, Bruno César abriu jogada para Jorge Henrique, que cruzeiro rasteiro para Elias - de novo - marcar. Tudo isso sob os olhares de Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira, que não convocou o volante corintiano para vestir a amarelinha. Para tentar mexer com os ânimos do São Paulo, Baresi trocou Rodrigo Souto por Richarlyson e Marlos por Marcelinho na volta dos vestiários. Não teve efeito nenhum. Aos quatro minutos, Miranda quase fez gol contra, de cabeça, em recuo de bola. Quando o cronômetro marcava 14 minutos da etapa complementar, o Tricolor desafogou e Marcelinho, que entrara no lugar do apagado Marlos, chutou de fora e a bola passou perto do travessão de Julio Cesar. Depois de lindo voleio de Bruno César, aos 25, que terminou em linda defesa de Rogério Ceni, Jorge Henrique ergue a bola na área e Jucilei subiu de cabeça para sacramentar a vitória do Corinthians. O Timão volta a campo na quarta-feira, às 22h, quando enfrenta o Cruzeiro, em Minas Gerais. Já o São Paulo enfrenta o Vasco, no Morumbi, no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA: CORINTHIANS 3 X 0 SÃO PAULO
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP). Data/hora: 22/8/2010 - 18h30. Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Danilo Ricardo Maniz (SP). Renda/público: R$ 848.207,00 / 28.159 pagantes. Cartões amarelos: Jucilei (COR); Miranda (SPO)
GOLS: Elias, 21'/1ºT (1-0) e 44'/1ºT (2-0); Jucilei, 25'/2ºT (3-0)
CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos (Edu, 36'/2ºT); Ralf, Jucilei, Elias (Paulinho, 30'/2ºT) e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Souza, 23'/2ºT). Técnico: Adilson Batista.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Jean, Xandão, Miranda e Junior Cesar (Sergio Mota, 43'/2ºT); Casemiro, Cleber Santana, Rodrigo Souto (Richarlyson, intervalo) e Marlos (Marcelinho, intervalo); Ricardo Oliveira e Fernandão. Técnico: Sergio Baresi.
Devagar, sem forçar o ritmo nem dar show, o SANTOS venceu o ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 0 na VILA BELMIRO, e complicou a vida do técnico VANDERLEI LUXEMBURGO, que continua amargando a zona de rebaixamento. O time santista tem agora 21 pontos, enquanto a equipe mineira permanece com 14. A torcida palmeirense que esperava mais uma atuação marcante da equipe depois da boa exibição diante do VITÓRIA, quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, ficou desapontada hoje. GUARANI e PALMEIRAS fizeram um jogo ruim no BRINCO DE OURO, em CAMPINAS. E o placar de 0 a 0 foi condizente com o que as duas equipes apresentaram. O belo clássico entre VASCO e FLUMINENSE, hoje, foi protagonizado pelas torcidas, que somaram 66.750 pagantes, recorde desta edição do Campeonato Brasileiro. No fim, empate de 2 a 2. O tricolor não perde há 12 rodadas, enquanto os vascaínos estão invictos a nove jogos. Com 33 pontos, o FLUMINENSE segue líder isolado, agora apenas 2 pontos à frente do CORINTHIANS. O VASCO chega aos 21 pontos e é o nono colocado. Bicampeão da LIBERTADORES, o INTERNACIONAL recebeu o ATLÉTICO-GO e decepcionou. Com a equipe reserva – com exceção do goleiro RENAN – o COLORADO fez um jogo sem entrosamento e garantiu apenas o empate de 1 a 1 com o lanterna da competição. No duelo rubro-negro, o ATLÉTICO PARANAENSE manteve o tabu de não perder para o FLAMENGO em CURITIBA há 36 anos e venceu por 1 a 0. Em IPATINGA, o CRUZEIRO perdeu de 1 a 0 para o VITÓRIA.

O suíço ROGER FEDERER conquistou hoje o bicampeonato do MASTERS 1000 de CINCINNATI, nos ESTADOS UNIDOS. Atual número 2 do mundo, o tenista venceu na final o norte-americano MARDY FISH, considerado a revelação do torneio. A vitória lhe dá ânimo para a disputa do último GRAND SLAM do ano, o US OPEN, em NOVA YORK, a partir do dia 30. Esse foi o quarto título de FEDERER nas quadras duras de CINCINNATI e o 63º de sua carreira, em um total de 90 finais disputadas. Com isso, o suíço iguala a marca do sueco BJORN BORG – os dois tenistas só perdem para PETE SAMPRAS, que acumula 64 troféus, e para o recordista JIMMY CONNORS, com 109. FEDERER também alcançou o número de 17 títulos de MASTERS, como o do norte-americano ANDRE AGASSI. O espanhol RAFAEL NADAL, atual número 1 do mundo, é o maior vencedor, com 18.

O resultado da última pesquisa de intenção de voto, que mostrou ampliação da vantagem da candidata do PT à Presidência, DILMA ROUSSEFF, em relação ao tucano JOSÉ SERRA, acendeu o sinal vermelho no comitê do PSDB. Os tucanos resolveram convocar uma reunião de emergência hoje à noite. Na pauta estava a discussão sobre a estratégia de comunicação, a infraestrutura e coordenação política nos Estados e, principalmente, a aplicação dos resultados da campanha. O encontro ocorreu no HOTEL HYATT, em SÃO PAULO. Participaram os principais nomes da coordenação da campanha de SERRA, como o presidente do PSDB, o senador SÉRGIO GUERRA; o arrecadador da campanha SÉRGIO FREITAS; o responsável pela área administrativa JOSÉ HENRIQUE REIS LOBO; o responsável pela área de mobilização, SÉRGIO SILVA e outros.

VALDEMAR CARABINA dizia com orgulho ter sido um dos melhores marcadores de PELÉ. O ex-zagueiro que atuou em mais de 500 jogos pelo PALMEIRAS evitou o gol do maior do mundo inúmeras vezes, mas não conseguiu combater o MAL DE ALZHEIMER contra o qual lutava havia mais de cinco anos. VALDEMAR DOS SANTOS FIGUEIRA morreu na noite deste domingo, aos 78 anos, em SALVADOR. São poucos os jogadores que ultrapassaram as 500 partidas com a camisa alviverde – apenas sete. Na semana passada, o goleiro MARCOS atingiu a marca, mas ainda está longe de CARABINA: foram 584 jogos (333 vitórias, 116 empates e 135 derrotas), muitas alegrias e poucos gols marcados. Apenas quatro atletas atuaram mais que CARABINA no PALMEIRAS: ADEMIR DA GUIA, ÉMERSON LEÃO, DUDU e WALDEMAR FIUME. Dos nove gols anotados, um lhe rendeu o apelido com o qual é conhecido. Foi no PACAEMBU que ele acertou um belo chute de fora da área, que o comentarista MÁRIO MORAES, da Rádio PANAMERICANA, comparou com um tiro de carabina, tamanha a força. A partir dali, o PALMEIRAS ganhava VALDEMAR CARABINA. O zagueiro atuou dois anos no YPIRANGA antes de se transferir para o Alviverde, em 1954. Fez, no clube, história ao lado de outros craques do futebol, como ADEMIR DA GÇUIA, e ganhou os títulos paulistas de 1959, 1963 e 1966, além da TAÇA BRASIL de 1960 e o TORNEIO RIO – SÃO PAULO de 1965. Ficou no clube até 1966. As glórias como jogador lhe renderam duas convocações para a seleção brasileira. Participou, com a camisa amarela, da inauguração do MINEIRÃO, em setembro de 1965 – a seleção neste jogo, vale lembrar, foi toda formada por jogadores palmeirenses. Vinte e dois anos depois, em 1987, teve uma breve experiência como técnico do time que o consagrou – foi substituído por RUBENS MINELLI. Também dirigiu o CSA, de MACEIÓ. VALDEMAR CARABINA, que nasceu em SÃO PAULO em 28 de janeiro de 1932, não era muito conhecido por ser um zagueiro técnico, mas ganhou fama por sua raça e segurança.

Faleceu o primeiro cirurgião-dentista de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, HERALDO MACEDO, aos 86 anos. Tinha uma rotina equilibrada. Trabalhava das 8 às 11 horas na fábrica de Cobertores PARAHYBA. Almoçava em casa. Depois ainda dedicava um tempinho para contar histórias infantis, primeiro aos cinco filhos, depois aos netos. Lia os livros de MONTEIRO LOBATO e as fábulas de JEAN DE LA FONTAINE. Antes de ir para seu consultório particular, às 14 horas, ainda conseguia tirar uma sesta. Atendia os pacientes até as 18 horas – sempre de terno e gravata, como fazia guestão. Depois de se aposentar, aos 58 anos, passava o tempo lendo – adorava livros sobre a Segunda Guerra Mundial – e com sua coleção de selos. Toda vez que alguém viajava, pedia que trouxesse selos “de todos os países”.

O presidente do IRÃ, MAHMOUD AHMADINEJAD, apresentou hoje o primeiro avião não-tripulado iraniano capaz de lançar diferentes tipos de bombas. O bombardeiro seria uma resposta aos EUA e ISRAEL, que ameaçam atacar suas instalações nucleares. O anúncio foi feito um dia depois de o governo inaugurar a usina nuclear de BUSHEHR. O equipamento, batizado de KARRAR, ou “atacante” em persa, tem um alcance de mil quilômetros, o que não é suficiente para atingir ISRAEL. Ele pode carregar duas bombas de 115 quilos cada ou uma de 230 quilos, é teleguiado e não pode ser detectado por radares. Durante a apresentação, AHMADINEJAD chamou a aeronave de “Mensageiro da Morte”.

Depois de uma seqüência de tragédias e contratempos, como o terremoto que arrasou o país, em fevereiro, e a popularidade em queda, o presidente chileno, SEBASTIÁN PIÑERA, finalmente pôde dar uma boa notícia ao país. Os 33 mineiros presos há 17 dias em uma mina de ouro e cobre, no norte do CHILE, estão vivos. PIÑERA, que até então tratava o caso como se todos estivessem mortos, viajou ao complexo de minas assim que a sonda conseguiu contato com os mineiros. Assim, ele pôde estar presente na mina SAN JOSÉ, situada 800 km ao norte de SANTIAGO. Foi ele quem mostrou para as câmeras uma carta escrita com lápis vermelho que um dos mineiros conseguiu fazer chegar ao exterior. “Estamos bem, no refúgio, os 33”, dizia a mensagem.

Faleceu GABRIELLA PASCOLATO, aos 93 anos, de causas naturais. Em março de 1945, quando a empresária italiana GABRIELLA PASCOLATO atravessou a pé – e clandestinamente – as montanhas na fronteira entre a ITÁLIA e a SUÍÇA, levava o filho ALESSANDRO, na época com apenas 2 anos, no colo. A filha COSTANZA, com 4 anos, também participava da travessia, onde era conduzida pela babá suíça da família. A razão daquela viagem: os PASCOLATO precisavam fugir de sua terra natal e a caçada aos fascistas, já que o marido da empresária, o advogado MICHELE PASCOLATO era ministro de MUSSOLINI. GABRIELA e os filhos só resistiram à caminhada, pois era verão, o que permitiu que eles chegassem a um campo de refugiados. No abrigo, a família foi separada. GABRIELA e a filha passaram 40 dias lá, enquanto ALESSANDRO ficou com a babá, na casa de amigos. A aristocrata, então com 28 anos, só tinha meio pão por dia como refeição e se viu obrigada a trabalhar na horta. Somente conseguiu resgatar o marido – que estava escondido na ITÁLIA – e então embarcou com a família para o BRASIL. Não poderia imaginar que a travessia do Atlântico seria o primeiro passo para a construção de um império e se tornaria um ícone na moda. Em 1948, GABRIELLA fundou a tecelagem SANTACONSTANCIA, até hoje uma das maiores do país. Desde o inicio, a empresa de GABRIELA se tornou sinônimo de qualidade, pioneirismo e estilo, com criações consideradas arrojadas e na vanguarda tecnológica do ramo têxtil. A empresária conheceu as famílias de COCO CHANEL e EMÍLIO PUCCI, além de ser cliente de SALVATORE FERRAGAMO. 

ROBERT WILSON, baixista do grupo de funk GAP BAND, morreu neste domingo, aos 53 anos, vítima de um ataque cardíaco na CALIFORNIA, ESTADOS UNIDOS. A banda, formada por ele e seus dois irmãos, CHARLIE e RONNIE WILSON, fez sucesso na década de 1980. Os primeiros hits do trio de OKLAHOMA começaram a ganhar espaço ainda em 1979. Faixas como “OUTSTANDING”, “YOU DROPPEDE A BOMB ON ME”, “OOPS UPSIDE YOUR HEAD” marcaram a trajetória do trio. ROBERT WILSON ainda estava envolvido com a música e nas últimas semanas viajou pelo país em turnê.

2 011     :       SEGUNDA-FEIRA
Tenho de estar às 8 horas no Hospital Militar, conforme está marcado com o doutor FILIPE MINZON RODRIGUES, médico que me operou a hérnia inguinal em 13 de julho. O tempo não ajuda: está frio e chuvoso. Embarco num ônibus por volta das 6 horas e desço na estação TIETÊ do Metrô. De trem vou até SANTANA, onde, num outro ônibus (VILA ALBERTINA) alcanço o local onde se situa o HM, no BARRO BRANCO.
A espera pelo atendimento não é nada boa. O frio perturba. Finalmente o doutor MINZON vai retirar os pontos da operação. Quer meu retorno daqui a um mês. Como escolhi o nome do médico para ser um dos agraciados com a Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” no dia 2 de outubro, faço a entrega do Ofício de Outorga da comenda.
Por volta das 10 horas estou chegando à Sociedade. Aproveito o tempo para imprimir o dia 22 de agosto, contendo 57 páginas. Recebo a visita do senhor AMADO RÚBIO. Ele compareceu hoje cedo ao CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA, a fim de levar a idéia nossa de ter as escolas participando dos oitenta anos do Movimento Constitucionalista, em 2012. Foi atendido pela diretora do CPP e assessora do presidente, Professora MARIA ABADIA LEMOS. O atual presidente do Centro é o Professor JOSÉ MARIA CANCELLIERO. O CPP está situado à Avenida LIBERDADE, 928.
Assino os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 25 em GUAULHOS; dia 29, em BARUERI e dia 30, em SÃO MIGUEL PAULISTA.  
MARINEI manda um e-mail para os associados dando conta da nomeação da doutora MARIA LÚCIA CAMARGO para o cargo de Diretora do Serviço Social da Executiva, bem como a indicação como substituta do Diretor Jurídico, doutor CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, nos impedimentos deste.
Um outro e-mail também é passado aos associados no sentido de cadastramento dos veteranos e das viúvas para futuro atendimento no INCOR, conforme foi acertado com o CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA. Até agora não houve nenhuma viúva ou veterano que quisessem se cadastrar; alegam que essa medida deveria ter sido tomada há uns 20 ou 30 anos antes. 
Juntamente com o CORONEL PM MENDES, por telefone, escolhemos a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO para receber a Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” no dia 2 de outubro.
O retorno para GUARULHOS é muito ruim. A temperatura muito baixa faz os passageiros sofrerem no ônibus.
Não tenho condições de trabalhar no computador. Pela televisão vejo a tomada de TRÍPOLI pelos rebeldes líbios. Não se sabe qual é o destino de KADAFI.

Recebo uma mensagem do BIAJONE sobre a criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC:
Prezados Amigos!
Saudações! participo-vos de boas notícias.
O portal MMDC PAULISTAS DE ITAPETININGA!  AS ARMAS! tornou-se o portal do Núcleo de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32 denominado "PAULISTAS DE ITAPETININGA!  AS ARMAS!", com essa iniciativa nossa cidade de Itapetininga agora possui uma representação dessa briosa sociedade
http://www.sociedademmdc.com.br/
E por meio desse núcleo, Itapetininga poderá contribuir para com a preservação da memória dos Veteranos de 32, seja pelas pesquisas que são publicadas no portal,
http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br/
Seja pelos textos que são publicados no jornal da Sociedade, o "32 EM MOVIMENTO"
http://www.sociedademmdc.com.br/search/label/Jornal 32 em Movimento
O estatuto do núcleo foi aprovado neste último sábado pela Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC em São Paulo e estamos em pleno funcionamento, tendo em nosso quadro de integrantes o Sr. Afrânio Franco de Oliveira Mello, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga, também sócio correspondente da Sociedade de 32 e agora o mais novo pesquisador associado do núcleo.
Cumprida essa fase de fundação/autorização do núcleo, marchamos agora em direção à inauguração do monumento aos heróis de 32 de Itapetininga na sede do 22BPM/I a 3 de outubro de 2011.
O monumento já também foi plenamente aceito pela Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC em São Paulo e da presidência dessa Sociedade receberemos visita em Itapetininga durante a inauguração do monumento em 3 de outubro do corrente.
Agradecemos a recepção e a consideração de todos vocês que acompanham o nosso trabalho e não esqueçamos do lema de nosso núcleo:
"Sustentar o fogo que a vitória é nossa!"
Jefferson Biajone
Coordenador do Núcleo de Correspondência
"PAULISTAS DE ITAPETININGA!  AS ARMAS!"
Agosto 22, 2011

Na manhã de hoje (22/08) no auditório da Escola Técnica Estadual Camargo Aranha foi feita a cerimônia de passagem de comando da Inspetoria Regional da Mooca – GCM/SP, assumindo o comando da Unidade o Comandante Regional Genildo Batista de Souza em substituição ao Comandante Regional Marcos dos Santos Queiroz.
A área de atuação da Inspetoria Regional da Mooca é a mesma circunscrição
da Subprefeitura e o novo Comandante Regional responderá por efetivo de aproximadamente 250 GCM´s responsável pelo policiamento nos seis (06) Distritos da nossa Subprefeitura.
Por sua vez o Comandante Regional Queiroz responderá pelo comando da Inspetoria Regional República Vinte e Cinco de Março no centro da cidade. Em seu discurso de despedida o Comandante Queiroz agradeceu todo empenho e profissionalismo do efetivo enaltecendo o trabalho em equipe e os resultados altamente satisfatório apresentados pela unidade perante o Comando Geral da GCM/SP e Comunidade Local evidenciado que não alcançaria esse sucesso sem o comprometimento de todo efetivo da Unidade. A Inspetoria Regional da Mooca tem como missão “Proteger bens, serviços e instalações na região da Subprefeitura da Mooca, agindo sempre em defesa da vida e do meio ambiente” e deseja votos de sucesso e um profícuo comando tanto ao novo Comandante que assume como ao que saí.

O economista ANTÔNIO BARROS DE CASTRO foi enterrado hoje à tarde no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, na zona sul do RIO, sob chuva fina e aplausos de parentes, amigos e admiradores, entre eles economistas e autoridades, que prestaram reverência e homenagens ao ex-presidente do BNDES. Durante o velório, no átrio da capela da reitoria da Universidade Federal do RIO DE JANEIRO (UFRJ), no campus da PRAIA VERMELHA, onde BARROS DE CASTRO era professor emérito do Instituto de Economia, estiveram o ex-ministro da Fazenda RUBENS RICUPERO, os economistas MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES, GILBERTO VELHO e CARLOS LESSA, além do atual presidente do BNDES, LUCIANO COUTINHO. A família do economista recebeu também mensagens e flores do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, do ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, do ministro do Desenvolvimento, FERNANDO PIMENTEL, e do ex-ministro da Fazenda DELFIM NETO.
A Defesa Civil informou hoje que um problema estrutural na laje da casa causou o desabamento e a morte de BARROS DE CASTRO. O imóvel na Rua ICATU, no HUMAITÁ, foi interditado, mas o órgão afirmou que não houve danos aos prédios vizinhos. A secretaria municipal de Conservação foi acionada para demolir o trecho da casa em que houve o desabamento, mas informou que ainda não há uma data definida para o trabalho, porque a área ainda estaria sendo periciada.
A arquiteta CRISTINA TOLEDO, vizinha e amiga da família de BARROS DE CASTRO, disse que esteve no imóvel e pode constatar que a laje que desmoronou estava engastada em apenas um dos lados e por fios de ferro mais finos que o normal. Mas, segundo ela, a família do economista desconhecia o problema e não foi responsável pela obra. A casa já teria sido comprada pela família, há mais de 40 anos, com o cômodo improvisado que servia como escritório: “Era um puxadinho de mais de 40 anos. O antigo proprietário deve ter feito isso com um pedreiro de esquina”.
Com origens na esquerda e no desenvolvimentismo, ANTÔNIO BARROS DE CASTRO jamais deixou sua reflexão envelhecer. Os sinais de vitalidade e abertura do seu pensamento são abundantes. Defensor da estratégia industrializante da era GEISEL, com maciços subsídios e proteção de mercado, veio posteriormente a reconhecer as virtudes da abertura comercial dos anos 1990. O economista, apesar de seu passado de esquerda, soube valorizar também as virtudes da ortodoxia fiscal e monetária, identificando que este era um dos ingredientes do sucesso dos países orientais como COREIA, TAIWAN e CHINA. Ainda assim, afastava-se dos liberais ao entender que a estabilidade macroeconômica era uma precondição, mas não uma garantia de desenvolvimento. Mas talvez a maior iriginalidade de CASTRO esteja na política industrial, o cerne de suas preocupações. Se, por um lado, opunha-se à neutralidade do governo proposta pelos liberais, por outro criticava o intervencionismo pesado de natureza setorial defendido por boa parte dos desenvolvimentistas.

O Comandante da Polícia Militar do RIO, CORONEL PM MÁRIO SÉRGIO DUARTE, admitiu a participação de PMs na execução da juíza PATRÍCIA ACIOLI, no dia 12 de agosto, depois que exames da Divisão de Homicídios revelaram que pertencem ao paiol da corporação os projéteis que mataram a magistrada. A Corregedoria da corporação vai apurar o desvio da munição para pistola calibre ponto 40, uma das armas utilizadas no assassinato. O coronel disse que “trabalhava com a possibilidade” de envolvimento de policiais desde o dia do crime e apontou que houve a participação de PMs “no mínimo em alguma fase, da execução até a preparação” do assassinato. A suspeita do envolvimento de policiais na execução começou quando os peritos da Divisão de Homicídios encontraram no local do crime dois estojos de munição deflagrada de pistola ponto 40, arma que é usada por 5 mil policiais da corporação. Em seguida, exame no laboratório de perícia revelou, pela marca impressa a laser nesses estojos que a munição pertencia a um lote de 10 mil projéteis vendidos pela Companhia Brasileira de Cartuchos à PM. Registros de Secretaria de Segurança apontam que a munição foi distribuída para três batalhões, incluindo o 7º (SÃO GONÇALO), onde trabalhava a maioria dos 60 policiais condenados pela magistrada. Também foram abastecidos os batalhões de NITERÓI e ITABORAÍ. A falta de controle da PM sobre a munição retirada dos batalhões pelos policiais impede a identificação imediata dos PMs que estariam envolvidos no crime. No entanto, as investigações estão avançadas e concentradas em um grupo de policiais que integravam o 7º BPMM e também pertenciam a grupos criminosos em SÃO GONÇALO.

A Polícia Civil anunciou hoje a prisão e o indiciamento de RONALDO SOUZA DA SILVA, acusado de participação na morte da supervisora de vendas VANESSA DE VASCONCELOS DUARTE, de 25 anos, no dia 12 de fevereiro, em VARGEM GRANDE PAULISTA, Região Metropolitana de São Paulo. Cunhado de SILVA e também comparsa no crime, ÉDSON BEZERRA DE GOUVEIA permanecia foragido até a noite. A supervisora de vendas foi abordada pela dupla quando deixava a casa do noivo, LUIZ VANDERLEI DE OLIVEIRA, por volta das 8 horas, em BARUERI. Ela dirigia o FORD FIESTA cor prata do noivo e seguia para um posto de gasolina em CARAPICUÍBA. Lá, ela deveria encontrar três amigas de trabalho. O grupo seguiria para um curso no bairro do JAGUARÉ, na zona oeste da capital. Depois da abordagem, os criminosos roubaram VANESSA e a violentaram. Ela foi estrangulada e sufocada com um absorvente colocado na boca. O corpo foi encontrado seminu um dia depois do crime, em um matagal nas proximidades do km 41, 5 da Rodovia RAPOSO TAVARES, em VARGEM GRANDE PAULISTA. Estava repleto de hematomas, indicando que a supervisora de vendas lutou contra os bandidos antes de morrer. Próximas do corpo foram encontradas duas embalagens vazias de preservativos. O carro que ela dirigia teve o banco do motorista queimado pela dupla e foi encontrado no mesmo dia do desaparecimento, a sete quilômetros do local do crime. Os bandidos levaram também o celular e a bolsa da vítima. Desde o início das investigações, ÉDSON BEZERRA DE GOUVEIA foi apontado como o principal responsável pela morte de VANESSA. Havia dúvidas somente em relação a quem seria o seu comparsa no crime, que foi identificado com certeza pelo setor de homicídios apenas hoje. GOUVEIA cumpria pena por roubo em liberdade condicional e se apresentou no Fórum de BARUERI oito dias antes do assassinato. Ele morava a cerca de 550 metros da casa da família de VANESSA, em CARAPICUÍBA, e conhecia a vítima. Segundo a polícia, ele teria dito a conhecidos que matou a supervisora por medo de que fosse delatado.

Mesmo após perder quatro ministros num prazo de dois meses e doze dias – três deles por suspeita de envolvimento em irregularidades e outro por falar mal dos colegas – e desencadear uma ofensiva de sedução dos partidos da base aliada, a presidente DILMA ROUSSEFF não conteve a crise política da ESPLANADA. Setores do PMDB já falam abertamente na demissão de PEDRO NOVAIS do TURISMO. Afora isso, o ministro PAULO BERNARDO (Comunicações) entrou na mira da oposição por suposta carona em jato particular e deve seguir amanhã o script do desgaste: convidado a falar na Câmara sobre radiodifusão digital, será questionado sobre o fato. O PSDB disse que tentará convocá-lo a depor futuramente.

Forças rebeldes tomaram quase todos os bairros de TRÍPOLI, capital da LÍBIA e último reduto do ditador MUAMAR KADAFI, que comanda o país há 42 anos. No início da noite ainda havia pequenos focos de resistência em algumas partes da cidade. O CORONEL KADAFI não tinha sido encontrado, mas estava evidente que o fim do regime é uma questão de tempo. No início da noite, a OTAN informou que KADAFI disparou três mísseis SCUD, que saíram de SIRTE, cidade natal do ditador, em direção a MISRATA. Segundo a REUTERS e a emissora de TV do CATAR AL-JAZEERA, um avião da aliança atlântica teria interceptado um míssil – os outros dois teriam caído no mar. Forças leais ao ditador concentraram esforços na defesa do complexo de BAB AL-AZIZIYA, principal base do coronel e onde se localiza o palácio do governo. O local, uma das poucas áreas não controladas pelos rebeldes, tem sido alvo de bombardeios da OTAN que apóiam o avanço dos insurgentes. Ao contrário das previsões que antecipavam uma dura resistência e um banho de sangue, os rebeldes tomaram rapidamente os principais pontos da cidade. O governo afirmou que 1,3 mil pessoas morreram e 3 mil ficaram feridas desde sábado. Em pouco tempo, milhares de pessoas apareceram na PRAÇA VERDE, símbolo do regime, para celebrar a queda da ditadura. Muitos a pé, queimando fotos de KADAFI, outros em carros e motos, buzinando freneticamente. O local foi rebatizado de PRAÇA DOS MÁRTIRES – à tarde, o GOOGLE MAPS já registrava a mudança do nome. A caçada a KADAFI e seus aliados seguiu por todo o dia. Os rebeldes anunciaram a prisão de três de seus filhos. 

A rede de televisão AL-JAZEERA afirmou hoje que o corpo de KHAMIS KADAFI, filho do ditador líbio, foi encontrado no país, juntamente com o do chefe de inteligência ABDULLAH AL-SANUSSI. As mortes, porém, não foram confirmadas. Na véspera, os rebeldes haviam anunciado a detenção de outros três filhos do líder líbio. Um deles, MOHAMMAD, fugiu da prisão domiciliar. Mas as agências de notícias desmentiram que um dos filhos, SAIF AL-ISLAM KADAFI, tivesse sido preso e disseram que ele foi até o HOTEL RIXOS, onde jornalistas estão hospedados e os levou para dar uma volta pela cidade, garantindo que TRÍPOLI ainda estava sob controle do regime.

Pelo menos 600 pessoas morreram e outras 985 ficaram feridas em confrontos tribais no SUDÃO DO SUL, afirmou a ONU hoje. A violência começou na quinta-feira, dia 18 de agosto, no Estado de JONGLEI, para onde uma equipe da ONU foi enviada. O chefe da missão das NAÇÕES UNIDAS no país, HILDE JOHNSON, pediu moderação. O SUDÃO DO SUL conquistou a sua independência em 5 de julho, em um momento comemorado pela comunidade internacional, mas diplomatas têm manifestado sua crescente preocupação com a estabilidade do país. 

2 012      :         -       QUARTA-FEIRA
Conforme convite do Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES, vou nesta manhã para a Rua BRIGADEIRO TOBIAS, 527, 9º ANDAR, onde está se reunindo o Conselho da Polícia Civil, presidido pelo Delegado Geral MARCOS CARNEIRO LIMA. O delegado MARCOS CARNEIRO deveria ter recebido a MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO no dia 9 de Julho, mas não pode comparecer nessa data. O Deputado MAJOR PM OLÍMPIO marcou esta manhã para condecorar essa autoridade. Aguardo a chegada do deputado. Também comparece o setor de imprensa da Assembléia Legislativa e o Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO. Por uma especial deferência do MAJOR PM OLÍMPIO ele pede para que eu condecore o delegado geral MARCOS CARNEIRO. O deputado antes falara sobre essa condecoração, nos 80 anos da Revolução Constitucionalista e depois, em poucas palavras, tento fazer uma síntese da EPOPÉIA DE 32. Aproveito a oportunidade para, mais uma vez, falar em se criar um núcleo da Sociedade na Polícia Civil. Esse assunto não é novo, mas até agora não se realizou. O delegado CARRASCO, do DHPP, encontra-se presente. No sábado, dia 18, falamos sobre esse núcleo.
Vamos para a sede do MMDC após esse evento altamente significativo. AMADO RÚBIO vai para a VILA MARIANA, mas retorna à tarde. Traz ele o convite da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA, assinado pelo Diretor Fundador, Dr ACARY SOUZA BULLE OLIVEIRA e a presidente TATIANA MESQUITA E SILVA. Convidam-me para realizar uma palestra em reunião marcada para 1º de setembro, das 10:00 às 10:15 horas no LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO, RUA DOS AÇORES, 310 A;
Nesse evento serão tratados assuntos referentes ao tratamento, à qualidade de vida, e principalmente, à questões de cidadania.
Almoço mais tarde porque também recebo a visita do responsável por um associação que redigiu, recentemente, um manifesto a favor do Comandante Geral, contra ato intempestivo de um promotor, pedindo a saída dele do comando. Esse manifesto consta de meu blog e mandei para todos os nossos associados do MMDC. Quer essa Associação fazer uma parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no sentido de provocar uma reunião na tarde do segundo sábado do mês de setembro, dia 8. Concordo com eles, mas não defronte do batalhão da ROTA, porque atrapalharia o trânsito da Avenida Tiradentes, sugerindo a frente da FATEC, e do próprio Quartel do Comando Geral da PMESP.    
O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, votou também pela condenação do publicitário Marcos Valério em dois momentos distintos pelo crime de peculato. O revisor da ação do Supremo Tribunal Federal (STF) seguiu o entendimento de Joaquim Barbosa, relator do caso, de que Valério atuou para receber indevidamente milhões de reais em recursos a título de antecipação de recursos do Fundo Visanet e de bônus de volume. No caso das antecipações, Lewandowski disse que houve um prejuízo financeiro de R$ 73 milhões do Banco do Brasil. Ele lembrou que as antecipações foram consideradas irregulares por auditoria interna do Banco do Brasil, análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e perícia feita pela Polícia Federal, porque não houve prestação de serviços e ainda a agência DNA Propaganda apresentou notas frias para justificar a realização dos trabalhos. "As irregularidades assumem contornos de crime", destacou. O revisor se valeu dos mesmos argumentou que utilizou com o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato para votar pela condenação de Valério pelo crime de peculato no caso da bonificação de volume. Esse bônus se refere a uma comissão a que as agências de publicidade têm direito por veicular anúncios em veículos de comunicação.
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o "Taradão", condenado a 30 anos pela morte da missionária Dorothy Stang, foi libertado na tarde desta quarta por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello. O alvará de soltura foi encaminhado pela 1ª Câmara Criminal Isolada do Tribunal de Justiça do Pará para a superintendência do sistema penitenciário. Ao cruzar o portão de saída do Centro de Recuperação Regional de Altamira, Galvão ajoelhou-se na calçada e fez uma oração. Ele estava acompanhado de parentes e advogados. "Sou inocente e não tenho nada a ver com esse crime. A Justiça do Pará me condenou e impediu que eu recorresse em liberdade. A decisão do ministro do STF repõe a justiça e me dá a oportunidade de continuar lutando para provar o que estou dizendo", afirmou Galvão, por telefone, ao Grupo Estado. Ele disse que é réu primário, tem bons antecedentes e nunca pensou em fugir do país. "Passaram por cima do STF, que é a corte máxima do Brasil". Para Galvão, sua vida foi destroçada após o envolvimento de seu nome no assassinato de Stang. "Minha mulher e meus filhos sabem o que temos sofrido, mas nunca perdemos a fé em Deus de que tudo seja esclarecido". O fazendeiro disse que a pressão da mídia sobre o judiciário paraense foi muito forte e que ele acabou pagando o preço de ficar numa prisão superlotada. Negou a intenção de fugir do País e de ameaçar testemunhas. Perguntado se a alcunha de Taradão criava na opinião pública um juízo negativo de valor contra ele, o fazendeiro explicou que tinha culpa por isso. Contou que um time de futebol de Belém foi jogar em Altamira e ele, que sempre foi artilheiro, fez vários gols na partida. Um radialista de Altamira, empolgado ao microfone, gritou que Galvão era "taradão" por furar as redes adversárias. O apelido pegou na cidade. "Sempre fui boa gente, da paz", resumiu o fazendeiro. O advogado Jânio Siqueira, defensor de Galvão, declarou que o STF entendeu que a prisão dele foi baseada no fato do tribunal do júri haver concluído pela culpa provisória do acusado, esquecendo que a sentença condenatória só poderia ter sido executada quando não houvesse mais recursos pendentes da defesa contra a condenação. O promotor Edson Souza, que atuou no júri popular, obtendo a condenação do fazendeiro e de outros quatro acusados, lamentou a soltura de Galvão. Ele disse que os tribunais superiores haviam negado por três vezes o pedido de liberdade, mas o ministro Marco Aurélio Mello entendeu que todos estavam errados. E disparou: "será, então, que só o ministro está certo?". Entidades de direitos humanos e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), receberam com revolta a decisão de Mello. Segundo o coordenador da CPT de Belém, padre Paulo Joanil, a liberdade de Galvão deixou a todos "indignados".
O PALMEIRAS tem se notabilizado nesta temporada por ser uma equipe que, na base da superação, consegue passar por situações adversas para surpreender seus adversários e críticos. Hoje, no ENGENHÃO, contra o BOTAFOGO, pela COPA SUL-AMERICANA, foi assim. Mesmo desfalcado de 12 jogadores (nove machucados e três não inscritos na competição) e prejudicado mais uma vez pela arbitragem, o VERDÃO avançou para as oitavas de final da competição e agora espera o vencedor de GUARANI, do PARAGUAI, e MILIONÁRIOS, da COLÔMBIA. A classificação, como era de se esperar, veio somente depois de uma boa dose de sofrimento. O PALMEIRAS perdeu por 3 a 1 e só continua vivo na SUL-AMERICANA porque venceu o primeiro jogo por 2 a 0. Sobretudo depois que tomou o segundo gol, a equipe foi muito pressionada, levou uma bola na trave, sofreu mais um gol e se segurou como pôde.
O SANTOS poderia ter ido além do empate por 0 a 0 com o UNIVERSIDAD DE CHILE, na partida de ida da RECOPA. NEYMAR perdeu um pênalti e acertou uma bola no travessão, e o time dominou o primeiro tempo. A decisão do título – que poderá ser o segundo do centenário santista (ganhou o PAULISTA) – será no dia 26 de setembro, no PACAEMBU. A RECOPA SUL-AMERICANA reúne o campeão da LIBERTADORES DA AMERICA e o da SUL-AMERICANA da temporada anterior. E esses méritos do passando recente ganharam novo viço hoje.
Primo do goleiro BRUNO FERNANDES, SÉRGIO ROSA SALES, de 24 anos, foi morto a tiros nesta madrugada, em BELO HORIZONTE. Ele era  único acusado de envolvimento na morte de ELIZA SAMÚDIO que aguardava o julgamento em liberdade. SALES foi executado com seis tiros perto de casa, no bairro MINASLÂNDIA. A policia não descarta hipótese de queima de arquivo, já que os depoimentos do rapaz foram decisivos nas investigações. Acusado de participar do seqüestro, cárcere privado, homicídio e ocultação do cadáver da amante do goleiro em junho de 2010, SALES chegou a ser preso durante as investigações. No entanto, uma decisão da Justiça permitiu que ele aguardasse o julgamento em liberdade. Solto em 11 de agosto do ano passado, depois de mais de um ano de prisão, o primo do goleiro trabalhava como servente de pedreiro. Hoje, ao sair de casa para ir para o trabalho, ele foi seguido por um homem em uma moto. Segundo o SARGENTO PM CÉLIO JOSÉ DE OLIVEIRA, do 13º Batalhão, testemunhas contaram que o rapaz ainda tentou correr, mas foi seguido por dois quarteirões e morto no quintal de uma casa entre as Ruas ARACITABA e MARIA MADALENA. “Ele entrou, mas não teve como fugir”, disse o sargento. Durante a apuração do desaparecimento de ELIZA, as declarações de SALES ajudaram a policia a concluir que ela estava morta. Em depoimento, ele cotou que ouviu BRUNO e seu braço direito, LUIZ HENRIQUE FERREIRA ROMÃO, o MACARRÃO, conversar sobre o assassinato. SALES também mostrou aos policiais o sítio do goleiro em ESMERALDAS, na região metropolitana de BELO HORIZONTE, onde ELIZA foi mantida. A versão coincidiu com a de outro primo do atleta, um rapaz que era adolescente à época do crime. Apesar de ter confessado no início das investigações. SALES mudou suas declarações e passou a negar a morte da jovem. Outras oito pessoas, entre elas BRUNO, MACARRÃO e o ex-policial civil MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o BOLA, foram denunciados por participar de diferentes etapas do crime.
Policiais da Delegacia de Investigação de Seqüestro de CAMPINAS, no interior, libertaram um empresário de 71 anos que era mantido em cativeiro havia nove dias. Na ação, ocorrida ontem, foram presos um homem de 49 aos e sua filha, de 27. O empresário, do ramo de construção, havia sido seqüestrado no dia 13, quando foi fazer uma entrega em PAULÍNIA. A dupla exigiu 300 mil reais de resgate. O criminoso preso já tem passagens por quatro homicídios e uma tentativa, roubo e dano, cometidos em TABOÃO DA SERRA e EMBU. Ele estava foragido desde 2008.
Uma dentista brasileira de 40 anos e seus dois filhos portugueses, de 10 e 12 anos, morreram hoje após uma explosão seguida de incêndio na região da cidade de FARO, PORTUGAL. LUCIANA PINHEIRO GIOSO era de CRISTAIS PAULISTA (SP), mas há anos vivia no país. Após a explosão, as chamas atingiram a casa da família. “O quarto pegou fogo por motivos que ainda não sabemos, e o acúmulo de gases originou a explosão”, diz o comandante PAULO SIMÕES, do Corpo de Bombeiros. LUCIANA PINHEIRO tinha uma clínica dentária e vivia com o marido português, que tinha saído pouco antes para trabalhar.
A NASA realizou com sucesso um dos principais testes com o jipe CURIOSITY, que hoje andou cerca de três metros pela CRATERA GALE para que fosse testado o funcionamento de suas rodas e eixos. O robô chegou ao planeta vermelho em 6 de agosto e ele deve passar pelo menos dois anos explorando o solo marciano. CURIOSITY deve ser testado outras vezes antes de efetivamente iniciar sua missão.
A obra ECCE HOMO, feita por ELÍAS GARCÍA MARTÍNEZ no século 19, será restaurada por artistas espanhóis após ter sido danificada por CECÍLIA GÍMENZES, de 80 anos. O afresco com a imagem de JESUS CRISTO decora o Santuário da Misericórdia, em SARAGOÇA. Apesar dos esforços, especialistas dizem ser difícil recuperar a pintura de 50 cm por 40 cm.
O velho ditado “tudo que acontece em LAS VEGAS fica em VAS VEGAS” não vale quando se trata de mais um escândalo envolvendo o príncipe HARRY. É o que noticiou hoje o site TMZ, que publicou fotografias em que o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico aparece nu em um quarto de hotel com uma mulher. As imagens divulgadas pelo site de fofocas dos ESTADOS UNIDOS deve ter causado calafrios em alguns membros da família real. Um porta-voz da realeza confirmou que o rapaz nu se tratava mesmo do filho do príncipe CHARLES com a falecida princesa DIANA. “O príncipe HARRY se encontrava em uma festa privada antes do fim de suas atividades no Exército da GRÃ-BRETANHA”, disse o porta-voz. Segundo o TMZ, as fotos foram feitas durante um jogo de bilhar entre o príncipe de 27 anos e amigos no último fim de semana. O jogador deveria tirar peças de roupa a cada derrota. Uma das imagens mostra HARRY NU, com exceção do relógio de pulso e de um colar. Suas mãos escondem seus órgãos genitais. Seu rosto está virado para o lado oposto. Ele encobre o corpo de uma garota, que não foi identificada. A segunda foto mostra HARRY abraçando a mulher por trás ao lado de uma poltrona. Ambos também estão nus na cena. Não é a primeira vez que o príncipe se envolve em confusão. Em 2002, ele admitiu ter começado a beber quando ainda era menor de idade e que fumava maconha. Outro episódio, em 2005, o jovem foi fotografado fumando e bebendo vestido em trajes nazistas durante uma festa em LONDRES.
Forças sírias mataram um jornalista sírio que simpatizava com a revolta contra o presidente BASHAR AL-ASSAD em uma incursão no sul da capital DAMASCO. Hoje, o Exército sírio usou tanques e helicópteros e fez invasões terrestres para atacar a capital. Pelo menos 40 pessoas morreram no ataque mais intenso no local desde os combates do mês passado, segundo ativistas da oposição.
Um homem foi preso por ter feito ameaças contra o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, em e-mails enviados ao FBI. O homem foi identificado como ANTON CALUORI, de 31 anos. Agentes do Serviço Secreto foram até sua casa, na terça-feira, dia 21, ao sul de SEATTLE, e encontraram o suspeito com uma arma de fogo. Ao ser levado sob custódia, ele falou sobre o uso de explosivos.
22 DE AGOSTO DE 2013    :    -     QUINTA-FEIRA
Por volta das 8:30 horas já estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Aguardo a viatura que virá me buscar para levar ao 20º BPMM, BARUERI. Haverá uma solenidade de outorga de medalhas do Mérito Pessoal, Valor Militar, OLAVO BILAC, DUQUE DE CAXIAS e uma Medalha Constitucionalista para um oficial que não pode recebê-la no evento de 27 de abril, em BARUERI. O MAJOR PM BAIA, Presidente do Núcleo ROTA DOS BANDEIRANTES, telefonou ontem pedindo a minha presença nesse evento. O comandante do 24º BPMM, TENENTE-CORONEL PM BOLOGNINI, passa pelo MMDC e me leva para o quartel onde vai se comemorar o DIA DO SOLDADO, com entrega de medalhas. Ali encontramos o Deputado Estadual JOÃO CARAMEZ, MAJORES PM AMÉRICO HIGUTI e BAIA, bem como diversas autoridades locais. O CORONEL PM CARLOS EDUARDO FALCONI, Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento da Capital vai presidir o evento. Entregamos também a Medalha CONSTITUCIONALISTA para uma autoridade que não a recebeu na sessão solene da Assembléia Legislativa, em 24 de junho. Almoçamos no quartel do 24º BPMM. Apenas retorno às 15 horas para o MMDC.
SILVANA AP. BARONI GOULART, Gerente Estadual de Projetos e Captação de Recursos ‘MORADIA E CIDADANIA’, criada pelos empregados da Caixa Econômica, vem à Sociedade, em companhia do LEANDRO NADU e THELL DE MORAES. Conversa conosco no sentido de auxiliar a Sociedade em projetos sociais. Mas, por volta das 16 horas, acompanhado do WILLIAM MASCARENHAS, vou para o 12º BPMM, numa viatura dessa Unidade. Vamos comemorar o aniversário desse batalhão. Estão presentes: CORONEL PM LEONARDO TORRES RIBEIRO, Comandante do CPC; CORONEL PM EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL, Comandante do CPA/M-2; CORONEL PM IEROS ARADZENKA, Comandante do CPA/M-5. O GENERAL DE EXÉRCITO, ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO vai presidir a solenidade. Também vamos ter o ato de inauguração do retrato do CORONEL PM PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO na galeria de comandantes do CPA. Ele já se encontra na reserva. Vamos deixar o local depois das 18 horas.
Regresso para casa um pouco desgastado pelo esforço desprendido com as duas solenidades desta quarta-feira.     
Colegas de MARCELO BOVO PESSEGHINI, de 13 anos, afirmaram à Polícia Civil que, antes da chacina da BRASILÂNDIA, o garoto chegou a dizer que havia atirado uma flecha contra a avó, informou hoje o “SPTV”. MARCELO é apontado pela polícia como suspeito de ter matado o pai, o sargento da ROTA LUÍS PESSEGHINI, a mãe, a CABO PM ANDREIA PESSEGHINI, a avó BENEDITA DE OLIVEIRA BOVO e a tia-avó BERNADETE OLIVEIRA DA SILVA, no dia 5 de agosto. Após o crime, teria ele cometido o suicídio. Os depoimentos colhidos pelo DHPP indicam ainda que MARCELO já havia atirado com uma pistola ponto 40 – a arma usada no crime. Um colega do menino afirmou que, certo dia, MARCELO chegou com o rosto machucado na sala de aula. Questionado sobre o ferimento, MARCELO teria dito que havia disparado um tiro com a pistola e a arma havia dado um tranco para trás, o atingindo. Hoje, o DHPP ouviu a médica NEIVA DAMACENO, que acompanhava o tratamento de MARCELO – o garoto sofria de fibrose cística. Ela descreveu aos policiais os medicamentos que o menino costumava tomar. Nenhum deles, segundo a médica, seria capaz de influenciar o comportamento do garoto. A polícia ainda pretende ouvir ao menos mais dois colegas de MARCELO e policiais que trabalhavam com o pai e com a mãe dele.
Os policiais militares RONALDO DOS SANTOS FERREIRA e RICARDO BERNARDO DA SILVA foram condenados hoje a 48 anos de prisão. Os dois eram acusados de executar quatro jovens em 2011: LUÍS FERNANDO EGEA, FÁBIO BACILIERI, FELIPE DIAS RODRIGUES e ROBERT WILLIAM RODRIGUES. O crime aconteceu em SANTO ANDRÉ.
O ciclista DAVID SANTOS SOUSA, de 21 anos, lamentou hoje a decisão da Justiça que livrou o estudante ALEX SIWEK, também de 21, do júri popular. SIWEK confessou ter arrancado o braço de DAVID, ao atropelá-lo na Avenida PAULISTA, em março. Após o acidente, o estudante fugiu sem prestar socorro e jogou o braço do ciclista num córrego. Na quarta-feira, a 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça decidiu, ao analisar recurso do Ministério Público, que SIWEK responderá por lesão corporal – e não por tentativa de homicídio. A decisão ratificou posicionamento anterior do juiz ALBERTO ANDERSON FILHO, da 1ª Vara do Júri da Capital. Com isso, o estudante não será julgado pelo corpo de jurados do Tribunal do Júri, mas pelo juiz. Especialistas afirmam eu o Tribunal do Júri costuma ser mais “duro” com o réu. Além disso, a acusação passa a ter pena mais branda.
O ministro das Relações Exteriores da FRANÇA, LAURENT FABIUS, defendeu, hoje, que a comunidade internacional responda com força caso as denúncias sobre o uso de armas químicas pelas forças de segurança da SÍRIA sejam comprovadas. FABIUS não esclareceu, no entanto, se está nos planos do país o envio de tropas ao território sírio. E adverte que se o Conselho de Segurança da ONU não tomar nenhuma medida, será necessário buscar outra forma para evitar novos ataques contra civis. Apesar de ter pedido uma investigação imparcial, imediata e minuciosa, as NAÇÕES UNIDAS não tomaram medidas concretas, tampouco anunciaram uma resolução para que seus inspetores tenham acesso ao local supostamente atacado. Mais de 1,3 mil pessoas teriam sido mortas por um bombardeio com substâncias proibidas na madrugada de quarta-feira, dia 21. O ministro das Relações Exteriores do BRASIL, ANTÔNIO PATRIOTA, disse hoje que a comunidade internacional fracassou em suas tentativas de dar um basta à escalada de violência na SÍRIA. “A confirmação do uso de armas químicas traz uma nova dimensão, ainda mais preocupante e grave, ao conflito que se caracteriza pela brutalidade que nos preocupa gravemente”, disse PATRIOTA.      


2 014     :   -      SEXTA-FEIRA
Ontem, fomos até RIBEIRÃO PRETO e condecoramos oficiais e praças e também o nosso veteraníssimo JOSE MANGO, com 101 anos, lúcido, história viva de 1932. Mas hoje a Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem outras atividades. Assim é que passo uma manhã na biblioteca, atualizando os dados de minhas memórias.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo um telefonema do JUIZ RICARDO BRAGA MONTE-SERRAT, de RIBEIRÃO PRETO. Ontem, na Solenidade do 50º Aniversário do BPMI, lembramos, com muita saudade, dos ícones da antiga FORÇA PÚBLICA, os CORONÉIS JULIO e PAULO MONTE-SERRAT, que deixaram nomes na história da nossa Corporação. Eles batalharam na Revolução Constitucionalista de 1932. O JUIZ RICARDO quer cultuar seus antepassados. Fala dos núcleos da Sociedade e a lacuna existente em RIBEIRÃO PRETO, onde não há um núcleo que possa desenvolver a EPOPÉIA DE 32. Propõe ele desenvolver esse projeto. Por telefone nomeio o JUIZ RICARDO como presidente desse núcleo em formação. Tenho a certeza de que em suas mãos poderemos ter uma expansão do MMDC nessa região.
Mas, ao mesmo tempo em que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC cresce no Estado de São Paulo, há contrariedades trazidas pelo contador ROGÉRIO, que não está entendendo o nosso trabalho. Passa um outro e-mail complicado, onde não entendi o que ele quer. Solicito seu comparecimento à Sociedade para esclarecer esse desentendimento. A mais prejudicada em tudo isso é a nossa funcionária MARINEI, pois é ela que cuida da parte financeira. Acredito que o ROGÉRIO está sendo influenciado por alguém que tenta prejudicar o MMDC. Há uma necessidade premente de que tudo isso seja esclarecido para o bem da Instituição.   
Nesta tarde o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO leva-nos até as dependências do CLUBE ATLÉTICO IPIRANGA, o “VOVÔ DA COLINA HISTÓRICA”. Ele fez amizade com os atuais presidentes e conseguiu permissão para ali realizar o evento marcado para o dia 5 de setembro, às 15 horas. Conhecemos o local e conversamos com um dos responsáveis pela direção do clube. As conversas iniciais são feitas e MARINEI, que nos acompanha, cuidará da parte do cerimonial junto à secretária do clube.
Outro evento importante nesta sexta-feira é a entrega de medalhas da ASSOCIAÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO POLICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, dirigida por CLEUSA BADANAI, em sessão solene na Assembléia Legislativa, proposta pelo deputado estadual CORONEL PM ÉDSON FERRARINI. Vou com a família da MARINEI, CABO PM WANDER CHALUBE, que irá ser condecorado com a Medalha CIDADÃO POLICIAL e o LUCAS, filho deles, rapaz de 19 anos, que estuda em ARARAQUARA, mas está de folga nesta data. Na Assembléia vamos encontrar dezenas de oficiais e praças relacionados para a outorga da Medalha, a maioria pertencente ao 23º BPMM. Um deles é o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Entre os presentes está o nosso eterno Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. O Comandante do CPA/M-5, CORONEL PM CLAUDIR ROBERTO TEIXEIRA DE MIRANDA (promovido a CORONEL PM em 10 de maio de 2014) comparece a essa sessão solene. A entrega das condecorações transcorre num ambiente descontraído, onde sentimos o calor humano dos familiares dos homenageados.
RELAÇÃO DOS POLICIAIS QUE RECEBEM MEDALHAS “CIDADÃO POLICIAL”.

Do 23°BPM/M
R
1
Ten Cel PM EDUARDO DA SILVA ALMEIDA
2
Maj PM MARIO ALVES  DA SILVA
3
Maj PM MARCELO JORGE FRANCISCON
4
Cap PM EDSON SILVA JÚNIOR
5
Cap PM MARCOS DANIEL FERNANDES
6
Cap PM GILBERTO EVANGELISTA VIEIRA
7
Cap PM ELISEU CHAVES DE OLIVEIRA
8
1°Sargento PM VALDIR MARQUES DA SILVA
9
2º Sgt PM MAURI CAMARGO DE MORAES
10
2º Sgt PM NILSO APARECIDO PEREIRA DA SILVA
11
2º Sgt PM JAILTON GOMES DA SILVA
12
3º Sgt PM MARCELO VELOSO DE OLIVEIRA
13
3º Sgt PM MARCOS RODRIGO GIOLO
14
3º Sgt PM ALVARO JÚNIOR CINTRA
15
3º Sgt PM JAQUELINE BATISTA VILARIM
16
Cb PM RODNEI DIAS DA ROCHA
17
Cb PM MARCIO NICOLETI NOGUEIRA
18
Cb PM APARECIDO BATISTA
19
Cb PM ELIÚDE LEITE DE ARRUDA
20
Cb PM JOÃO CARLOS MARTINS DAS MATTAS PAULINO
21
Cb PM ADRIANA PAULA DOS SANTOS
22
Cb PM UILSON CARNEIRO BISPO
23
CapPM CIBELE MARSOLLA
24
Cb PM SÉRGIO MARTINS DE SOUZA
25
Sd PM EMERSON VENTURELA MARQUES RIBEIRO
26
Sd PM JOSÉ PEDRO VIANNA MATTOSINHO
27
Sd PM JOSÉ ANDERSON DE ARAÚJO SILVA



Do 49°BPM/M

28
Cb PM HENRIQUE MELO DOS SANTOS
29
Cb PM RICARDO IGLESIAS SILVA
30
Sd PM DANIEL MANTOVANI BATISTA
31
Sd PM BRUNO SALVIANO SILVEIRA



Da Escola Superior de Soldados

32
Cb PM EBER MARQUES DA SILVA



CIVIS

33
JAIME VIEIRA
34
GUILHERME SPINA
35
GUILHERME VALERINI
36
 DR.SILVIO TORRES- VICE PREFEITO DE SÃO CAETNO DO SUL (IN MEMORIAN) REPRESENTADO POR SUA FILHA DRA VIVIANE TORRES(MÉDICA DERMATOLOGISTA)
37
CelPM ANTONIO CARLOS MENDES
38
Mj PM EZEQUIEL ALVES DA SILVA
39
2ºTENMUSPM JULIO CESAR VERSOLATO

40
 CbPM WANDER CHALUB DE OLIVEIRA
41
SRA SILVIA MARIA SETTI PADIN
42
CelPM CLAUDIR ROBERTO TEIXEIRA DE MIRANDA
Ainda participamos de um coquetel de confraternização. WANDER, MARINEI e LUCAS deixam-me na porta de casa. Demonstram ele um carinho pelo velho coronel, que precisa muito do apoio de pessoas que realmente gostam da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Uma grande operação da Polícia Civil na capital, cidades do GRANDE ABC e do litoral acabou com a prisão de um dos últimos chefes do PCC, a facção criminosa que domina os presídios paulistas, que estava em liberdade. MÁRCIO VITAL DOS SANTOS, de 37 anos, conhecido como TUCANO, é apontado pela polícia com responsável por coordenar as ações do grupo nas ruas. TUCANO foi encontrado em SANTO ANDRÉ. “A prisão dele representa a quebra da ligação direta da facção criminosa com a rua”, disse o delegado titular da Seccional de SANTO ANDRÉ, LUIZ CARLOS DO CARMO. Além do chefe do PCC, também foram detidas outras 40 pessoas durante a operação. Entre elas há dois integrantes de uma facção criminosa do RIO DE JANEIRO. Do total de presos, 18 foram em flagrante, 18 por cumprimento de mandados de prisão criminal e administrativa, um por termo circunstanciado e dois eram foragidos da Justiça. Além disso, dois adolescentes foram apreendidos – um em flagrante e outro por mandado de apreensão. Foram encontrados 1,2 quilos de drogas entre maconha, cocaína, crack e outras, nove veículos foram recuperados e outros 17 apreendidos, além de uma metralhadora de alta potência e outra arma de fogo. A ação foi a terceira realizada neste formato na região. Ao todo já foram presas quase 150 pessoas, de acordo com balanço da Polícia Civil. Segundo o delegado de SANTO ANDRÉ, a Polícia Civil do RIO DE JANEIRO já investigava os integrantes de uma facção criminosa. As apurações sobre o tráfico de entorpecentes indicaram que os acusados compravam drogas no MATO GROSSO DO SUL para vender em SÃO PAULO e no RIO. Durante a operação, policiais civis de SÃO PAULO descobriram a localização dos criminosos e passaram a monitorá-los. Em seguida, a Delegacia Seccional de SANTO ANDRÉ entrou em contato com a  polícia fluminense, que conseguiu um mandado de prisão temporária contra os homens.
Cerca de 60 tiros foram disparados contra o chefe de disciplina do Centro de Detenção Provisória de PRAIA GRANDE, no litoral de SÃO PAULO. CHARLES DEMITRE TEIXEIRA foi morto ontem à noite. Este foi o terceiro crime cometido contra funcionários da unidade em menos de uma semana, segundo a Polícia Civil. Dos 60 tiros disparados contra TEIXEIRA, 46 foram feitos com um fuzil. De acordo com testemunhas, um carro teria ficado estacionado próximo à Rodovia PADRE MANOEL DA NÓBREGA. Assim que a vítima passou perto do veículo, os suspeitos fizeram o ataque. O carro que teria sido usado na ação foi abandonado e queimado em SÃO VICENTE, também no litoral. Vizinhos de TEIXEIRA dizem que, nas últimas semanas, ele estava indo e voltando do trabalho com escolta, mas no momento do ataque não havia nenhum carro fazendo a segurança do chefe do CDP.
A Polícia Militar começou hoje, na zona norte, a segunda etapa da operação PREVPAZ (Política Pública de Prevenção Criminal e Manutenção da Paz e da Ordem Pública), com 400 agentes. A ação é realizada na BRASILÂNDIA, VILA PENTEADO e PARADA DE TAIPAS e tem como objetivo combater crimes na região. Na primeira etapa, ocorrida entre os dias 1º e 10 de agosto, nos bairros do CAPÃO REDONDO, CAMPO LIMPO e JARDIM ÂNGELA, zona sul, a corporação abordou 4.664 pessoas. Foram presos 30 adultos, apreendidos 11 adolescentes e capturados seis procurados. Os PMs tiraram das ruas cerca de quinze quilos de drogas e 11 armas. Foram recuperados dois carros e duas motos.
O governador de SÃO PAULO e candidato à reeleição, GERALDO ALCKMIN, foi internado no Instituto do Coração (INCOR), hoje, após ter uma infecção intestinal bacteriana. ALCKMIN continua internado nesta noite, segundo sua assessoria. No hospital, o governador tomou remédios por via intravenosa. Ainda não foi informado quando ele terá alta. A presença do governador é aguardada no primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado na TV, que será exibido pela BAND às 22 horas de amanhã. Por enquanto sua participação no programa está confirmada.
O HAMAS executou hoje 18 palestinos acusados de colaborar com ISRAEL, segundo informou o canal de televisão do movimento islamita, que controla o território palestino. Seis foram executados diante de ma mesquita, no momento em que centenas de fiéis deixavam o local, por homens vestidos com o uniforme das BRIGADAS EZEDIN AL-QASAM, braço armado do HAMAS. As vítimas, com as cabeças cobertas e mãos amarradas, foram mortas por atiradores mascarados vestidos de preto. Outros 11 foram executados perto da sede da polícia no Centro de GAZA. Mais um foi executado em uma praça próxima. As execuções aconteceram um dia depois que três comandantes do HAMAS morreram em um bombardeio israelense contra um prédio de RAFAH, sul da FAIXA DE GAZA. Segundo a legislação palestina, os colaboradores, os assassinos e os traficantes de drogas podem ser condenados à morte, mas as execuções devem ser aprovadas pelo presidente palestino MAHMUD ABBAS, que dirige a Organização para a Libertação da PALESTINA.
O número de mortos confirmados no conflito armado na SÍRIA até abril deste ano chega a 191.369, segundo relatório do ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS DIREITOS HUMANOS publicado hoje. O documento destaca que o número de vítimas fatais é subestimado devido à falta, em alguns casos, de elementos de verificação ou ao fato de muitas mortes nunca terem sido registradas. O número de mortos registrado no documento é o dobro de um ano atrás.
A Organização Mundial da Saúde – OMS – vai fazer uma consulta sobre uma potencial vacina contra o EBOLA, já testada com “resultados promissores” em dois profissionais de saúde na LIBÉRIA, nos dias 4 e 5 de setembro, em GENEBRA, na SUÍÇA, onde fica a sede da OMS. Várias vacinas contra o EBOLA estão sendo testadas, incluindo um tratamento promissor, o ZMAPP, que segundo a OMS, já está esgotado. Recentemente o medicamento foi usado com sucesso em dois americanos infectados.