segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

IMAGENS DO EVENTO DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014 EM ATIBAIA

Obrigado ao amigo Hernanny Gutierres pelo convite para apresentar o primeiro evento de entrega de medalhas do MMDC Atibaia nesta segunda-feira (22/12).

MENSAGEM DE NATAL DO CORONEL PM FLÁVIO CODELO


Flávio Codelo adicionou 3 novas fotos.
Caros amigos e familiares, este belo dia que glorificamos a chegada do menino "Jesus", vamos todos nós traze-lo mais ainda dentro de nossos corações e, abraçar e perdoar a todos nossos irmãos, viver mais ainda uma vida de comunhão, se manter um eterno Servo do Senhor, auxiliar a todos que necessitam de uma palavra, de um apoio, ser mais justo, compreender e aceitar todas as virtudes, profecias e limitações de cada um de nós, crer, orar, acreditar que Jesus veio para nos abenç...
Ver mais

REFLEXÃO SOBRE A PETROBRÁS - CRÔNICA DO CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA

REFLEXÃO SOBRE A PETROBRÁS
Luiz Eduardo Pesce de Arruda
Olhe bem nos olhos do velho
Olhos baços, olhos sofridos
Olhos de “preso de cadeia”
Aliás, foi assim que, mesmo doente,
ele assinou uma carta ao ditador
Cumprimentando-o pelo aniversário
Mas insistindo que o petróleo era nosso.
Um velho que só conseguiu uma cama
para se deitar na cela da Detenção
Porque seu companheiro de infortúnio
era um jovem estudante das Arcadas
Igualmente preso pelo “Estado Novo”
E que, deitando-se no frio chão de cimento,
Reverenciou o velho e lhe ofereceu o conforto que podia
Naquelas circunstâncias
O jovem se chamava Abreu Sodré
O velho se chamava Monteiro Lobato
Olhe bem nos olhos apaixonados
De militares, de estudantes, de políticos,
Muitos deles professavam a mesma ideologia
Que os donos do poder, hoje, no Brasil,
Disseram um dia professar
Foram eles que enfrentaram a ditadura
Falaram, insistiram tanto
Até que Vargas, presidente eleito democraticamente
Criou finalmente a Petrobrás, um sonho do Brasil
Que despertava para a grandeza
Olhe bem nos olhos sonhadores dessa gente
Engenheiros e técnicos, operadores de plataforma e pilotos de helicóptero
Geólogos, marinheiros, perfuradores e mergulhadores,
Quantos deles deram a própria vida
Para construir a Petrobrás,
esse orgulho de um Brasil gigante
Olhe bem nos olhos confiáveis dessa gente
Juristas e motoristas, copeiros e gestores,
Financistas e auditores
Especialistas de todo gênero
Que estudaram, foram aprovados legitimamente
em disputado concurso público,
Continuaram se aperfeiçoando
E lutaram como leões por essa empresa
Que significava, para eles e para elas,
Uma extensão de sua própria família
De sua própria vida
Olhe bem nos olhos frios dessa gente
Altos executivos, negociadores internacionais,
Especialistas em contratos,
Que enfrentaram, negociaram, ousaram, brigaram, conciliaram, blefaram e venceram
Alguns dos conglomerados monopolistas mais fechados e competentes do mundo
Defenderam a empresa, sem se corromper e, assim,
Conquistaram contratos milionários, recursos – e respeito internacional – para o Brasil
Feche os olhos por um instante
E lembre-se do tempo em que você era jovem,
O dinheiro era curto mas a vida lhe sorria
longa à sua frente
E você construía castelos de sonho com seus amigos,
Numa sala de aula, numa mesa de bar,
Às vezes, em um “aparelho” ou em uma cela do DOPS
Você também sonhou com um Brasil grande
Democrático, honrado, livre e justo
Do qual cada brasileiro e brasileira
Poderia se orgulhar
Agora, o tempo passou
Olhe bem nos olhos de sua mãe
De seus filhos
De seus netos
De seus amigos e vizinhos
(Se é que eles queiram olhar para você)
Olhe bem nos olhos de cada criança e jovem brasileiro
Olhe bem nos olhos de seu médico,
Quando estiver, um dia, retido em seu leito de morte,
Pois todo o dinheiro que você roubou não prolongará sua vida em um só instante
Não o fará mais respeitado por seus descendentes
Não o fará mais feliz
E nem lhe trará Paz!
E, por derradeiro, eu sinceramente lhe pergunto:
Olhando nos meu olhos
Você não tem vergonha
Com o que você – e seus amigos e correligionários - fizeram com a Petrobrás?
São Paulo, 17 de dezembro de 2014

PALAVRAS DO TENENTE-CORONEL PM REDCLIFF SIERRA DOS SANTOS, COMANDANTE DO 44º BPMM, POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DE SUA UNIDADE, EM 28 DE NOVEMBRO DE 2014

É com muita alegria que nos reunimos hoje para comemorar mais uma primavera do 44º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.
Criado através do Decreto nº 50.264 de 29 de novembro de 2005, tendo como primeiro Comandante o Major de Polícia Militar Eduardo Espósito.
Sediado nesta cidade de Guarulhos é responsável pelo policiamento ostensivo preventivo fardado de Cumbica e Pimentas, dois grandes centros que agregam atividades comerciais e empresariais, além de uma densa concentração populacional.
Quero também, nesta data festiva, aproveitando a oportunidade, mais uma vez, galardoar virtuosos Policiais Militares. Policiais Militares que não mediram esforços para bem cumprir seus deveres, tanto na nossa Organização quanto no seio de sua família. Homens e mulheres dotados de caráter ímpar, que mesmo diante de assombrosas adversidades souberam vence-las, tornando-se exemplos, ou tiveram a humilidade de pedir ajuda, vencendo a dependência de vícios nocivos ao convívio social e familiar e hoje são exemplos de superação.
Homenagear também personalidades civis que, cada um a sua maneira, colabora incansavelmente para o sucesso deste grupo de profissionais de segurança pública. E, neste momento rendo homenagens a Srª Leidjane Vieira, esposa do Soldado de Policia Militar Marcelo Carlos Gomes, deste Batalhão, que estando no lugar certo e na hora certa com calma e sabedoria adotou os procedimentos emergenciais de primeiros socorros salvando a vida de uma criança que convulsionava.
Homenagiar um grande guerreiro e amigo pessoal o 3º Sargento de Polícia Militar Ivan Rodrigues, armífero que combateu o bom combate e hoje, do oriente eterno, nos observa e nos auxilia.    
Nesta data faremos a entrega de comendas da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, as quais refletem valores de moral, civismo, liberdade e democracia.
Desde já agradeço ao Cel de Polícia Militar Mario Fonseca Ventura da Associação Veteranos de 32 – MMDC, ao Tenente Coronel de Polícia Militar Walter Castro Garcia da do Núcleo Norte General __________________________ e ao 1º Tenente de Polícia Militar Natanael Soares dos Santos do Núcleo Leste Juventude Constitucionalista. Muito obrigado.
Teremos também a entrega de comendas da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU “os boinas azuis” que atuam no mundo todo na resolução de conflitos e reestabelecimento da ordem social. Sr Walter Mello de Vargas muito obrigado.
Em parceria com o 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na pessoa de seu comandante o Tenente Coronel de Policia Militar Marcos Antonio Félix, a quem eu desde já agradeço, teremos a entrega de medalhas do 50º aniversário daquela Unidade.
Por fim, teremos a entrega de medalhas de personalidades ilustres, patronos das armas das forças armadas brasileira, como é o caso de Duque de Caxias que por seus feitos e dedicação exemplar é o Patrono do Exercíto Brasileiro. Agradeço o Subtenente do Exercito Brasileiro Marco Aurélio Nunes Brasil, que não se faz presente no memento, leve-se ao conhecimento do mesmo minha gratidão.
Neste momento, quebrando o protocolo quero reverenciar o heroismo e a dedicação da mulher. Mulheres como Maria Quitéria de Jesus Medeiros, a mulher-soldado, que nasceu no ano de 1797, na antiga Província da Bahia.
Nos idos de 1822, sob o ideal de liberdade, o Recôncavo Baiano lutava contra o dominador português que se negava a reconhecer a Independência do Brasil. A necessidade de efetivos fez com que a Junta Conciliadora de Defesa, sediada em Cachoeira – BA, conclamasse os habitantes da região a se alistarem para combater os portugueses.
Maria Quitéria, uma humilde sertaneja baiana, atendeu ao chamado, motivada pelos ideais de liberdade que envolvia seus conterrâneos. Ante a posição contrária do pai, foge de casa e, com o uniforme de um cunhado, incorpora-se inicialmente ao Corpo de Artilharia e, posteriormente, ao de Caçadores, com nome de Soldado Medeiros. O seu batismo de fogo ocorre em combate na foz do rio Paraguaçu, ocasião em que ficam evidenciados seu heroísmo invulgar e sua real identidade.
Em fins de 1822, a intrépida baiana, incorpora-se ao Batalhão dos Voluntários de D. Pedro I, tornando-se, desse modo, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras.
De armas na mão, participando de combates como o da Pituba e o de Itapuã, torna-se merecedora das mais honrosas citações de bravura, valor e intrepidez, passando a constituir-se em referência do heroísmo da mulher brasileira.
Isto posto, convido minha mulher Rosemary de Campos, a minha companheira de todas as horas para se colocar em local de destaque.
Quero na pessoa de minha esposa homenagear todas as mulheres, esposas e companheiras dos nossos policiais militares, reconhecendo nelas os valores inerentes a heroína Maria Quitéria, por suas incansáveis horas dedicadas ao policial militar e a própria Polícia Militar. É graças a essas bravas mulheres, por sua intrepidez, que nós policiais militares conseguimos exercer nossas atividades e sermos reconhecidos e valorizados como profissionais de segurança pública. Não poderia deixar de, neste momento, citar a mulher policial militar pela sua dupla jornada de trabalho e em ambos os casos desenvolve com excepcional maestria, obrigado!
Convido o Cel de Polícia Militar Dimitrios Fyskatoris, Comandante do Policiamento Metropolitano para que faça a entrega da Medalha Maria Quitéria a Rosemary de Campos.
Dando continuidade ao meu discurso.
Agradeço do fundo do meu coração àqueles que contribuíram para que eu aqui estivesse: meus pais, que já se encontram no oriente eterno, meus familiares, minha esposa, minha filha Catarina, meus amigos e principalmente a Deus o Grande Arquiteto.
Permitam-me meus superiores, subordinados, amigos, irmãos da Arte Real e familiares aqui presentes. Minhas palavras são dirigidas aos meus colegas e amigos de profissão.
Este é o nono aniversário da nossa jovem Unidade Operacional e me permitam, segundo a numerologia o nove é um número de retornos felizes e relacionado com a conclusão de tarefas. É símbolo da realização, riqueza, abundância e potencial. Para uma caserna como a nossa, nove é um número extremamente auspicioso porque traduz que se atingiu uma gestão ideal com energia positiva para todos os envolvidos. Sendo assim:
O sino da vida repicou a balada da despedida.
Estou hoje às portas de uma nova etapa de minha vida! Confesso, neste momento, é normal a dúvida; os questionamentos me povoam a mente sobre o que fazer a partir de agora? É o fim da jornada policial militar, qual é meu legado? O que ficou? As respostas para tais questionamentos são imprescindíveis para continuar a caminhada.
É bem verdade que ao cruzar essa linha, meu peito é tomado por momentos de euforia, satisfação inominável, e, ao olhar para frente vejo que este é apenas o começo de uma longa caminhada a ser percorrida. Caminhada que indubitavelmente me proporcionará encontros, desencontros e reencontros. Que posso dizer, assim é a vida, nascemos de um encontro. O importante nessa dinâmica da vida é que levamos marcas que norteiam e estruturam nosso jeito de ser e de viver.
O que sou hoje é, em grande parte, fruto do caminho percorrido durante a jornada policial militar. As alterações que em mim ocorreram são perceptíveis ao longo desses desafiadores e, muitas vezes, dolorosos anos.
Diante da responsabilidade da profissão, estejam convictos, de que todas as experiências podem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado como seres humanos. Certamente, servem como exemplos de ética, presteza, solicitude, compreensão e competência profissional.
Ao longo desses 11 meses juntos fomos avançando na nossa trajetória profissional, nos fortalecemos, nos conhecemos. O efetivo deste Batalhão, mostrou-se desde o início, de uma heterogeneidade singular expressa, muitas vezes, através de uma harmoniosa divergência de interesses, as vezes não tão harmoniosa assim. Pude notar que neste Batalhão há policiais militares questionadores e motivadores; outros se destacaram pela capacidade de expressão, serenidade e diversão; e outros por organização e pontualidade.
Hoje mais uma vez, através da outorga de medalhas, humildemente acredito que estou premiando e valorizando os exemplos de dedicação, persistência e liderança.
Minha profunda gratidão a todos os policiais militares deste Batalhão, pelo seu incansável e prestimoso trabalho. Por me permitirem “brincar de comandante”, através do esforços de todos voces o fardo foi muito menos pesado para mim.
Apesar das diferenças, todo o efetivo tornou-se protagonista e colaborou para a construção de uma história de desafios, de sonhos, de esperança e de alegrias. E, particularmente para a minha história pessoal de vida.
Deus me poupou desse momento, mas não posso deixar de reverenciar o 2º Sgt de Polícia Militar Marcos Antonio Gonçalves, que tombou em 27Jan13, durante o serviço, no cumprimento do dever.
Mas Deus não me poupou de chorar junto com o Soldado de Polícia Militar Emerson Gomes da Silva a perda de sua filha Julia Frigo da Silva, muitos aqui são pais e podemos imaginar e somente imaginar a dor desta perda.
Reverencio o nosso amigo e a filha amada e querida que partiram, que foram chamados de volta a morada do Pai, não para trazer melancolia ao nosso evento, mas para fazer uma justa homenagem a eles, mostrar a todos que eles não foram e nem nunca serão esquecidos, pois moram em nossos corações.
Estejam certos meus comandados o futuro não se improvisa, ele é o fruto do que construimos hoje. Tudo o que desejamos para nós, só será alcançado se pudermos lançar um novo olhar sobre nós mesmos.
O futuro esta diante de nós. Para mim uma nova jornada, para voces a continuação da jornada, sendo assim vamos tentar compreender o nosso mundo, o nosso dia-a-dia mais profundamente, racionalizar mais nossos atos; ser mais profundo na nossa atitude perante a condição humana. Manter em nós mesmos, uma confiança suficientemente grande para considerar qualquer experiência vivida como importante desde que a partir dela se aprenda e se cresça como indivíduo, fazendo-se e definindo-se.
O desafio do tempo presente é o compromisso de colaborar para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e, em meio à agitada rotina da vida profissional, encontrar tempo para refletir e agir dentro de parametros de  justiça, amor e de felicidade, valores inerentes à pessoa humana.
A felicidade do homem ou seu fracasso na história depende dele mesmo e de mais ninguém. Na responsabilidade de nossas mãos está o justo e o injusto, o bom e o mau, o grande e o pequeno.
Portanto, é preciso sensatez, equilíbrio, inteligência, amor e humildade para que façamos a escolha certa no momento histórico adequado. O homem só é grande para os outros quando for grande primeiramente para si próprio.
Ressalto, por fim, que caberá a nós, cada qual a seu modo, diante das injustiças e desigualdades sociais que se instalam com mais rapidez em nosso meio, dispor de coragem e autenticidade para fazer a diferença, em prol de uma sociedade mais digna para todas as pessoas.
A todos o meu sincero desejo de que cada adversidade, torne-se um estímulo; cada insucesso, uma lição para a vida; cada vitória, um impulso, para ir mais longe e buscar novos sonhos.
Retorno às minhas origens, à Jundiaí, interior de São Paulo, de onde parti no ardor de meus dezesseis anos, quando, pela primeira vez, vesti a farda da gloriosa Polícia Militar, a nossa Força Pública Bandeirante.
Dispo-a, simbolicamente hoje, surrada pelo tempo, mas tão ilibada como antes.
Faço-o com a consciência do dever cumprido, feliz por haver exercido a mais nobre das funções atribuídas ao homem, ser profissional de segurança pública, da qual sempre me orgulharei.
Obrigado Senhor meu Deus, que me proporcionou tantas vitórias e a insigne glória, a mais honrosa a que possa aspirar um Oficial de Polícia Militar, de concluir minha carreira no posto de Coronel de Polícia Militar.
PAUSA
Guardem estas palavras: "Às vezes a avalanche de problemas nos faz refletir que não é o fim da batalha, logo não devemos sequer cogitar abandonar os campos de embate."

Deus abençoe a todos e muito obrigado.
                                              

                                                                       REDCLIFF SIERRA DOS SANTOS

                                                                Ten Cel PM – Comandante do 44º BPM/M

20 DE DEZEMBRO DE 2014 - SÁBADO

D I A     V I N T E       D E        D E Z E M B R O       D E    2 014     -     S  Á  B  A  D  O.
77 anos, 11 meses e 23 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 164º DO ANO 65º
56 anos e 197 dias na PMESP
55 anos e 309 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 003 dias – 480 840 horas.
51 anos e 104 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 280 dias no Posto de Coronel – 321 meses e 8 dias.
3 anos e 166 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 830 dias CORONEL - 23 anos e 6 dias na reserva.
10 387-250 152                                9 830-236 329                                  10 153-243 888.

DIA DA BONDADE
DIA DO MECÂNICO

NO RIO DA VIDA, AS ÁGUAS DO TEMPO CURAM TUDO, POIS DILUEM NO ETERNO AS COISAS PASSAGEIRAS.

O DESENTENDIMENTO É PASSAGEIRO, A FELICIDADE ADVINDA DO PROCESSO DE EVOLUIR CONTINUAMENTE SERÁ IMPERECÍVEL.

DIA DE SÃO DOMINGOS DE SILOS. Nasceu no ano 1000, reino de NAVARRA, na ESPANHA, onde ingressou na ORDEM BENEDITINA, mas precisou transferir-se para o reino de CASTELA porque injustamente perseguido pelas autoridades navarras. Viveu na mais completa solidão, quando foi procurar SANTO EMILIANO, que o fez noviço. Em CASTELA coube-lhe restaurar a velha abadia de SILOS, que se encontrava decadente e moribunda. Era um homem muito culto. Libertou muitos escravos cristãos dos mouros. Morreu em 1073.
9115 201/31/    11513/   151   182/218 211    274134 10371. (165).
/234/ 81 135 Z3 152 202 - 82 71137315H1/.  (OPERAÇÕES DE 2000).

968 a. acusado de simonia (compra ou venda ilícita de favores espirituais, como sacramentos e indulgências, e de propriedades sagradas) durante o CONCÍLIO DE SUTRI – que foi apoiado pelo imperador romano HENRIQUE III – o PAPA GREGÓRIO VI é deposto em 21 de dezembro de 1046. Ele seria substituíco por CLEMENTE II, consagrado sumo pontífice cinco dias depois. Apesar das circunstâncias, o novo PAPA foi aceito pelo clero e pelo povo.
639 a. falece o escritor GIOVANNI BOCCACIO em 21 de dezembro de 1375. Nasceu em PARIS, ou FLORENÇA, em 1313. O rio ARNO corre, refletindo em suas águas mansas as múltiplas pontes e o casario dourado das ruas de FLORENÇA. A agitação das pessoas nas ruas e nos locais de trabalho contrasta com a mansidão do rio. Grupos de mercadores discutem preços de tecidos. Vendem sedas do Oriente, pérolas da China e especiarias da Índia. Nas casas, os cofres  estão abarrotados. Vender dá dinheiro. Muito dinheiro. Os reis da Europa constantemente enviam seus emissários aos banqueiros florentinos a fim de que consigam empréstimos. Muitos são aqueles que abandonam o trabalho dos campos, que rende pouco, e dos mais remotos lugares da ITÁLIA partem para a cidade à procura de riqueza. E em FLORENÇA o dinheiro corre como as águas do ARNO. BOCCACCINO da CLELLINO saiu de CERTALDO, um povoado agrícola, e empregou-se na casa bancária BARDI, em FLORENÇA. Ficou rico em pouco tempo e pôde então realizar um sonho antigo: viajar pela EUROPA. Esteve em PARIS, onde freqüentou altas rodas da nobreza. É provável que tenha se apaixonado por uma dama da aristocracia e com ela tenho tido um filho em 1313. Mas o mais provável é que, ao regressar à ITÁLIA, tenha tido uma aventura amorosa em CERTALDO ou em FLORENÇA. De qualquer modo, tanto o pai como o filho sempre alimentou o mistério em torno dessa mãe desconhecida e do local do nascimento de GIOVANNI BOCCACCIO. Com uma criança pequena para cuidar, BOCCACCINO resolveu casar-se. Escolheu para companheira MARGARIDA DOS MARDOLI, ilustre na história das letras não só porque se tornou a madrasta de BOCCACCIO, mas ainda por ser parente de BEATRIZ, a amada imortal de DANTE ALIGHIERI. O menino crescia saudável e inteligente, mas a vida em casa era opressiva; o pai só se preocupava com dinheiro, com negócios e com lucros; a madrasta não lhe dava afeto. Foi com alívio, portanto, que acolheu a idéia de aprender a ler, escrever e calcular, sob a orientação de GIOVANNI DA STRADA, renomado mestre–escola. Mal iniciara os estudos e BOCCACCIO já começava a rabiscar suas primeiras histórias. Mais tarde declarou que, aos sete anos de idade, imaginava fábulas e escrevia pequenos contos para fugir ao ambiente rígido e ambicioso que o cercava. Tendo alcançado tão facilmente a fortuna como bancário em FLORENÇA, BOCCACCINO desejava que o filho seguisse o mesmo caminho. Enviou-o a NÁPOLES em fins de 1327 ou no início do ano seguinte, onde deveria aprender comércio e finanças numa das dezesseis sucursais da casa BARDI. A ITÁLIA era então formada pelo reino de NÁPOLES – cujo domínio abrangia o sul da península e a ilha da SICÍLIA – e por uma série de unidades políticas autônomas, lideradas por cidades economicamente poderosas, como VENEZA, GÊNOVA e PISA. A cidade de NÁPOLES, capital do reino, embora menor que FLORENÇA, não tinha menos encantos. BOCCACCIO encantou-se. Como se dedicar aos estudos financeiros com tantas coisas belas e agradáveis ao redor? Solicitou ao pai permissão para estudar na universidade; BOCCACCINO concordou, mas impôs-lhe o curso: Direito Canônico. Ainda que não lhe agradasse, o rapaz aceitou a imposição. Preferia estudar uma disciplina aborrecida a continuar lidando com cifras e cálculos, letras de câmbio e promissórias. Ademais, não tinha intenção de frequentar as aulas; queria só conhecer o ambiente universitário, onde era mais provável encontrar amigos que entre os jovens aspirantes a financistas. As  amizades dessa época foram-lhe extremamente valiosas, como a de PAOLO  DE PERÚGIA, bibliotecário real que lhe propiciou a leitura dos manuscritos raros de obras famosas, dos romances franceses com tradução italiana e da poesia trovadoresca em dialeto provençal. Para melhor aproveitar os textos clássicos, estudou latim, e mais tarde aprenderia o grego. Desprezando o êxito fácil das  finanças, abandonou o comércio e livrou-se de trabalhar na casa BARDI. Dedicou todo o seu tempo à atividade literária, pela qual se sentira atraído desde a infância. Frequentar a universidade representava, além de fazer amigos, encontrar a oportunidade de se introduzir na corte napolitana. Não escondia sua admiração pela nobreza que decidia e governava. Seu amigo NICCOLÒ ACCIAIUOLI, filho de importantes  banqueiros  florentinos, tinha livre acesso à corte, e não lhe foi difícil apresentar BOCCACCIO. Os fidalgos receberam com simpatia o jovem de maneiras elegantes, expressão sorridente e conversa agradável. Mais tarde, no DECAMERÃO, haveria de recordar com saudade esses tempos felizes: as vilas à beira-mar, as grandes festas, os jardins perfumados ao luar e as pessoas que o acolheram e lhe propiciaram todos aqueles prazeres que lhe incendiavam a imaginação. Sempre alegre, cativante, gentil e de bela figura, BOCCACCIO fazia versos, em que enaltecia a beleza das mulheres de NÁPOLES: com A CAÇA DE DIANA, poema em dezoito cantos, tocou fundo o coração de muitas damas, que por ele suspiravam incessantemente. O poeta ouvia os suspiros e respondia  somente com sorrisos e promessas. Em um sábado santo de 1336, ao entrar na Igreja de SÃO LOURENÇO, viu uma mulher lindíssima, de expressão misteriosa e fascinante. Chegara sua vez. A formosa senhora, ao que se dizia, era filha ilegítima do rei de NÁPOLES, casada com um rico fidalgo local. MARIA ou  GIOVANNA D´AQUINO – nunca se soube ao certo seu nome – imortalizou-se como FIAMMETTA na obra do poeta, marco de uma nova concepção amorosa, na história da literatura. Ao cantar em versos, as peripécias desse amor, o autor rompeu com uma tradição: em vez de fingir poeticamente um sentimento casto e cavalheiresco, quase místico, livre de qualquer perturbação sensual, como o fizeram poetas anteriores, exaltou uma paixão ardente e carnal. FIAMMETTA não ficou insensível aos versos do poeta. Deixou-se cortejar, feliz com tantas atenções. Com sorrisos promissores e olhares ansiosos, acendeu no jovem a esperança do amor. BOCCACCIO seguiu-a por toda parte, abandonou os amigos e os livros. Um dia, indo atrás dela, foi ter a um convento, onde, segundo o costume da época, as mulheres da nobreza se reuniam para conversar e ouvir fábulas. Nesse dia foi narrada a lenda de FLÓRIO, o filho de um rei sarraceno que se apaixona por BRANCAFLOR, filha de uma escrava cristã. O pai de FLÓRIO, tentando impedir o namoro, mandou o jovem estudar longe e vendeu a moça a mercadores babilônios. Não se deixando vencer, o príncipe procurou a amada incansavelmente. Encontrou-a por fim, casou-se com ela e viveram felizes até a morte. FIAMMETTA, após ouvir tão bela história, lamentou-se com as amigas de que essa lenda não estivesse escrita em italiano. Estando BOCCACCIO presente, perguntou-lhe então se não gostaria de fazer a versão popular da lenda. Como resistir a um pedido de FIAMMETTA? Atendeu-o e escreveu em língua italiana a novela FILÓCOLO: delicada história amorosa de duas personagens lendárias, mas, na realidade, relato do amor de BOCCACCIO por FIAMMETTA. Entretanto, ela o abandonou e partiu para uma longa viagem. O poeta extravasou sua mágoa no FILÓSTRATO, poema de nove cantos composto talvez em 1338. Como se não bastasse a ausência da amada, BOCCACCIO, pela primeira vez na vida, teve problemas financeiros. Os bancos PERUZZI e BARDI haviam feito vultoso empréstimo ao rei da INGLATERRA, então em guerra contra a FRANÇA, e não receberam o dinheiro de volta. BOCCACCIO, por isso, ficou sem a ajuda paterna. Deixou de frequentar a corte e mudou-se para um bairro pobre. De 1339 a 1340 viveu numa ruela estreita e suja, entre pregões de vendedores e mendigos, bêbados e crianças esfarrapadas. Tudo o que escreveu nesse tempo foram queixas e lamentações, nos doze cantos do poema TESÉIDA e em cartas que enviava constantemente para os seus diversos amigos. FLORENÇA, que conhecera tanto esplendor durante muitos anos, estava à beira da falência. Os bancos fechavam as portas um após o outro, os mercadores não achavam clientela, os camponeses não tinham o que colher. Lutas internas, revoltas, epidemias. BOCCACCINO achou melhor ter o filho a seu lado. O poeta voltou contrariado. A desilusão com sua cidade e a saudade de NÁPOLES e de FIAMMETTA não o impediram de notar as belas mulheres florentinas. Não casou com nenhuma, mas em sua obra alude a várias aventuras. Uma delas resultou numa filha, VIOLANTE, morta aos sete anos de idade. Interessado ainda na literatura antiga, BOCCACCIO lia PLATÃO e ARISTÓTELES em grego; PLAUTO, OVÍDIO, CÍCERO, HORÁCIO e SANTO AGOSTINHO em latim. Compôs AMETO, COMÉDIA DAS NINFAS FLORENTINAS e AMOROSA VISÃO – elegia dedicada a FIAMMETTA. Em 1348 BOCCACCIO começou a elaborar sua obra–prima, o DECAMERÃO. Imaginou um grupo de sete moças que, tentando afastar-se dos perigos da epidemia que grassava em FLORENÇA à época, se encontram com três rapazes, “não por prévia combinação, mas por acaso, em uma das dependências da Igreja de Santa Maria Novella”, e decidem seguir, em busca do ar livre, para uma propriedade agrícola perto da cidade. É ali, durante dez dias, que contam histórias de amor. O conjunto desses relatos, que perfazem o número de cem, foi intitulado pelo autor DECAMERÃO, que significa, em grego, “dez dias”.  “É coisa que causa maravilha ouvir o que devo dizer...” No prólogo explica que inventou as histórias para servir de consolo e distração às pessoas infelizes no amor, sobretudo às mulheres que, por imposição social, reprimiam os sentimentos amorosos, ao contrário do que ocorria com os homens. Terminada a peste, BOCCACCIO voltou a FLORENÇA no outono de 1350, onde se tornou  amigo de FRANCESCO PETRARCA. Ambos, juntamente com DANTE, formam a grande tríade poética da ITÁLIA, no início do RENASCIMENTO. No mesmo ano foi nomeado embaixador do governo florentino na cidade de RAVENA. Era o início de uma série de viagens diplomáticas pela ITÁLIA, a serviço de FLORENÇA. Nos intervalos das missões, continuava escrevendo. Dessa época data o CORBACCIO ou LABIRINTO DO AMOR, história de um velho apaixonado e desdenhado por uma jovem: o amor, nesta obra, reflete as desilusões do autor. E aparecem também as RIMAS, revelando a incipiente crise religiosa: BOCCACCIO tentava inutilmente conciliar apelos da natureza com normas de religião. Os longos estudos da literatura latina resultaram em dois tratados e um dicionário geográfico, redigidos em latim: DE CASIBUS VIVORUM ILLUSTRIUM (Sobre a Infelicidade dos Homens Ilustres), GENEALOGIA DEORUM GENTILIUM (Genealogia dos Deuses Pagãos), e o LIVRO DAS MONTANHAS, DAS FLORESTAS, DAS FONTES, DOS LAGOS, DOS RIOS, DAS LAGOAS ou DOS PÂNTANOS E DOS NOMES DOS MARES, escrito com o intuito de facilitar o reconhecimento dos locais que são citados pelos autores clássicos. Em 1362 BOCCACCIO recebeu uma estranha visita. O monge GIOACHINO CIANI procurou-o para lhe dizer que um santo homem da cidade de SIENA, PIETRO PETRONI, falecido fazia pouco tempo, havia tido visões proféticas sobre o destino do poeta. De acordo com PETRONI, o autor do DECAMERÃO teria pouco tempo de vida e deveria consagrá-lo ao estudo dos livros religiosos, abdicando das letras profanas. A crise religiosa, delineada desde 1350, finalmente explodia. Compreendendo a impossibilidade de conciliar os prazeres sensoriais com os preceitos cristãos, BOCCACCIO decidiu abandonar o mundo e retirar-se para um convento. Antes de fazê-lo, contudo, quis saber a opinião de PETRARCA. O amigo conseguiu dissuadi-lo do projeto, mostrando-lhe que sua verdadeira vocação estava longe se ser a vida religiosa, e que ele poderia muito bem realizar obras boas sem se abster da literatura e do amor. E BOCCACCIO continuou no mundo, sem nunca mais ter demonstrado qualquer indício de crises ou de problemas religiosos. Entre 1351 e 1366 escreveu as ÉCLOGAS, em latim refletindo acontecimentos políticos ou narrando fatos de sua vida pessoal. Em 1362 redigiu grande parte de DE CLARIS MULIERIBUS (MULHERES CÉLEBRES): 104 biografias de mulheres famosas por seus vícios ou virtudes. No fim de 1373, cansado da vida e duvidoso da glória, BOCCACCIO aceitou um convite da comuna de FLORENÇA para fazer uma série de conferências sobre a DIVINA COMÉDIA, de DANTE, na Igreja de SANTO STEFANO de BADIA. Ao mesmo tempo redigia o COMENTÁRIO, sobre o mesmo assunto, que pretendia fosse a maior obra sua em língua italiana, depois do DECAMERÃO. Mal chegou a comentar o décimo sétimo canto do “INFERNO”. Em julho de 1374, obrigado pela saúde precária a interromper as conferências, retirou-se para CERTALDO, onde recebeu a notícia da morte de PETRARCA. A perda do amigo foi tema de sua última obra literária, um belíssimo soneto. Não escreveu mais. Ficou ali, silencioso e solitário, olhando ao longe os campos e as montanhas de TOSCANA, até morrer, no dia 21 de dezembro de 1375.     
315 a. PEDRO, O GRANDE, anuncia a adoção de um novo calendário russo, cujo ano novo começaria em 1º de janeiro e não mais em 1º de setembro, em 20 de dezembro de 1699.
236 a. nasce NICOLAU DE CAMPOS VERGUEIRO, em BRAGANÇA, no dia 20 de dezembro de 1778. Bacharel em leis pela Universidade de COIMBRA, veio trabalhar como advogado em SÃO PAULO. Representou a província de SÃO PAULO nas Cortes portuguesas em 1822, na Constituinte brasileira em 1823, e na primeira legislatura. Em 1828 foi eleito senador por MINAS GERAIS. Ocupou as pastas do Império, da Justiça e da Fazenda. Foi membro da regência provisória que se seguiu à abdicação de dom PEDRO I. Também atuou como diretor do Curso de Direito de SÃO PAULO de 1837ª 1842. Faleceu no RIO DE JANEIRO em 18 de setembro de 1859.
211 a. FRANÇA vende o Território de LOUISIANA para os ESTADOS UNIDOS por 15 milhões de dólares, em 20 de dezembro de 1803.
209 a. nasce THOMAS GRAHAM, químico britânico, conhecido por suas investigações na difusão de gases e líquidos, em 20 de dezembro de 1805.
148 a. nasce EUCLIDES RODRIGUES PIMENTA DA CUNHA, filho de MANUEL RODRIGUES PIMENTA DA CUNHA e de dona EUDÓXIA RODRIGUES PIMENTA DA CUNHA, no dia 20 de dezembro de 1866, em CANTAGALO, então Província do RIO DE JANEIRO. À época do IMPÉRIO, na segunda metade do século XIX, o BRASIL vive questões políticas externas, como o rompimento de relações diplomáticas em 1863 com o REINO UNIDO e a intervenção brasileira no URUGUAI em 1864. Um dos efeitos dessa intervenção resultaria no maior conflito armado já ocorrido no continente americano: a GUERRA DO PARAGUAI, que duraria cinco anos. É no auge do conflito que nasce EUCLIDES DA CUNHA. Com apenas três anos de idade, ele perde a mãe, vítima de tuberculose. Órfão de mãe, EUCLIDES passa a infância e a adolescência na casa de parentes. Primeiro mora com duas tias, em Teresópolis e São Fidélis, onde inicia seus estudos. Depois, antes de se mudar para a casa de um tio que mora no Rio de Janeiro, passa dois anos em  SALVADOR, com os avós paternos. Ainda jovem, EUCLIDES e alguns colegas fundam o jornal estudantil O DEMOCRATA, no qual publica suas primeiras produções literárias. As 84 poesias escritas nessa época trazem a forte influência de CASTRO ALVES, GONÇALVES DIAS e FAGUNDES VARELA. Aos dezenove anos, EUCLIDES decide seguir a carreira de engenheiro civil. Contudo, depois de cursar por um ano a Escola Politécnica, forçado talvez por motivos econômicos, transfere-se para a Escola Militar da PRAIA VERMELHA. A revista da escola - A FAMÍLIA ACADÊMICA – tem nele um assíduo colaborador. Defensor extremado dos ideais republicanos, EUCLIDES envolve-se, em seu primeiro ano como militar, num incidente que seria comentado nos jornais antimonarquistas e chega a repercutir até nas tribunas do Senado Federal. Inconformado com a proibição do diretor de impedir as manifestações dos estudantes no desembarque de LOPES TROVÃO – republicano que passara um período na EUROPA por pressão do governo monárquico -, EUCLIDES sai do alinhamento quando o ministro da GUERRA passa a tropa em revista, atira-lhe aos pés o espadim e, diante dos oficiais boquiabertos, grita um viva à REPÚBLICA. Recolhido à enfermaria como insubordinado e afetado das faculdades mentais, seu desligamento dos quadros do Exército por incapacidade física, sem maiores conseqüências, é conseguido graças à intervenção de alguns amigos seus junto ao imperador. EUCLIDES transfere-se para a cidade paulista de DESCALVADO, onde seu pai é proprietário de uma pequena fazenda. Encontra boa acolhida entre os membros do PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA, que lhe franqueiam as páginas do jornal A PROVÍNCIA  DE SÃO PAULO, para o qual escreve artigos de natureza política, assinando-se PROUDHON.
Em 15 de novembro de 1889, o BRASIL acorda sob um novo regime de governo. Cai o império, a monarquia já não dirige o destino do País. Um governo provisório é empossado: marechal DEODORO DA FONSECA exerceria o poder até novembro de 1891. Sem conseguir superar os obstáculos iniciais do regime republicano, DEODORO renuncia. É sucedido pelo seu vice, o também marechal FLORIANO PEIXOTO, mas levantes, revoltas e tentativas de golpe vão minando seu governo. EUCLIDES volta para o RIO e é reintegrado no Exército. Promovido a alferes–aluno, matricula-se na ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, de onde sai em 1892 como primeiro–tenente da arma de artilharia e coadjuvante de ensino teórico na Escola Militar. Em 1893 irrompe a REVOLUÇÃO FEDERALISTA; a guerra civil se estenderia até 1895, já no governo de PRUDENTE DE MORAIS, empossado em novembro de 1894. Nessa época já está casado com ANA SÓLON RIBEIRO, de apenas dezesseis anos, filha do major FREDERICO SÓLON RIBEIRO, que fora o encarregado de entregar ao imperador deposto a ordem de abandonar o País no dia seguinte ao da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. A comprovada lealdade ao novo regime, porém, não impede EUCLIDES de protestar pelas páginas da GAZETA DE NOTÍCIAS contra a proposta de um senador cearense de executar sumariamente todos os presos políticos recolhidos na ILHA DAS COBRAS, e em outros presídios, em represália à colocação de uma bomba, que não chegara a explodir, na escadaria da redação do jornal O TEMPO. Entre os presos está seu sogro, então elevado à patente de general. Em virtude desse protesto, é enviado para a cidade de CAMPANHA como auxiliar da Diretoria de Obras Militares de MINAS GERAIS. Encarregado da construção de um quartel recebe dos campanhenses uma inusitada homenagem para um jovem de 28 anos: a inauguração de uma praça com seu nome, em reconhecimento pelos serviços prestados. Desiludido com a República, cujos ideais, porém, continua a defender, e decidido a abandonar a carreira militar, passa a dedicar a maior parte do tempo ao estudo de problemas brasileiros e de teorias socialistas, pelas quais já vinha se interessando havia algum tempo.    
Desligado do Exército em julho de 1896, EUCLIDES é nomeado engenheiro–ajudante de primeira classe na Superintendência de Obras Públicas de São Paulo,  a princípio em SÃO CARLOS DO PINHAL. Nesse período de transição e consolidação do novo regime, destacam-se os movimentos de cunho político e religioso que levam à CAMPANHA DE CANUDOS, no sertão da BAHIA. EUCLIDES reinicia sua colaboração nos jornais com dois artigos sob o título único de A NOSSA VENDÉIA, publicados em março e julho de 1897 em O ESTADO DE SÃO PAULO. E é dando vivas à REPÚBLICA que EUCLIDES segue rumo a CANUDOS em agosto desse mesmo ano, como repórter do jornal e como adido ao Estado–Maior do MINISTÉRIO DA GUERRA. Contudo, testemunha ocular das atrocidades  cometidas, antes mesmo de deixar CANUDOS já tem em mente o plano de escrever uma obra de ataque às expedições enviadas para massacrar os sertanejos revoltosos. De volta a seu emprego na Superintendência de Obras Públicas, EUCLIDES logo è transferido de SÃO CARLOS DO PINHAL para a cidade de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, onde, entre 1898 e 1901, cuida da reconstrução de uma ponte sobre o rio PARDO. Nesse período conclui a redação  do livro que o consagraria como um dos maiores escritores da língua  portuguesa, OS SERTÕES, que viria a ser publicado em dezembro de 1902, quando EUCLIDES já estava residindo em LORENA. Com o sucesso imediato da obra vem a consagração nacional, traduzida em sua eleição para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS e em sua indicação para sócio – correspondente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Essas distinções, contudo, não resultam em algo mais prático: um trabalho condizente, ao menos, com a sua folha de serviços. Nem mesmo o sucesso de seu livro, com duas edições em menos de sete meses, lhe abre novas perspectivas de um emprego estável. Ao contrário, tendo seus vencimentos reduzidos, deixa o cargo na Superintendência de Obras e volta a colaborar na imprensa, como solução provisória par a sobrevivência da família. Provisória também é sua mudança para GUARUJÁ, com chefe da seção da Comissão de Saneamento de SANTOS. Em 1904, de volta ao RIO, a iniciativa do BARÃO DE RIO BRANCO, ministro das Relações Exteriores, de nomeá-lo para chefiar a Missão de Reconhecimento do ALTO PURUS faz crer que seu valor começa, afinal, a ser reconhecido. Mas é justamente essa missão – levada a cabo com o escrúpulo e a seriedade com que EUCLIDES se desincumbe de todas as tarefas que lhe são confiadas – que cria a série de circunstâncias que culminariam com sua morte. EUCLIDES se ausenta de casa durante mais de um ano: parte para o AMAZONAS em dezembro de 1904 e permanece lá durante todo o ano de 1905. Ao voltar, no início de 1906, encontra a mulher grávida de alguns meses e sua casa freqüentada pelos irmãos DILERMANDO e DINORÁ, amigos de SÓLON, seu filho mais velho. A primeira reação de EUCLIDES ante a situação inesperada é a de fechar os olhos diante da evidência. Registra como seu o filho, que morre pouco depois de nascer, não dá importância aos comentários que apontam o jovem DILERMANDO CÂNDIDO DE ASSIS como seu rival e mergulha mais do que nunca nos trabalhos de que o incumbe o ITAMARATI, como adido sem função fixa ao gabinete de RIO BRANCO. Sua vontade, revelada mais de uma vez aos amigos, que nada sabem do que se passa, é voltar para o AMAZONAS, como fiscal das obras da Estrada de Ferro MADEIRA–MAMORÉ, ou ir para a VENEZUELA, a fim de cuidar da demarcação de fronteiras em litígio. Por insistência do escritor COELHO NETO, EUCLIDES concorda em se inscrever no concurso para professor de LÓGICA no GINÁSIO NACIONAL. Tira o segundo lugar, mas assim mesmo é nomeado para o cargo. Catedrático, dá apenas dez aulas, a última no dia 13 de agosto de 1909. De personalidade contraditória, “misto de celta, de tapuia e grego”, como se define em uns versos escritos  a um amigo, a resolução de medir forças com um rival vinte anos mais moço, e além disso campeão  de  tiro, é  mais do que um gesto desesperado, capaz de lavar a sua honra: é um verdadeiro suicídio. EUCLIDES não se sente mais com forças para viver. Além da situação familiar insustentável, os primeiros sintomas da tuberculose, que já vitimara sua mãe, começam a se manifestar. Sem forças físicas e emocionais para adotar a linha de conduta otimista que ele próprio transmite em UMA COMÉDIA HISTÓRICA – “levar as coisas a rir mesmo quando elas são de fazer-nos chorar” – e decidido a pôr termo a uma situação que já se prolonga por mais de três anos, EUCLIDES cai morto numa troca de tiros com o amante de sua mulher, numa casa da ESTRADA DE SANTA CRUZ, junto à estação de PIEDADE, subúrbio do RIO DE JANEIRO, no dia 15 de agosto de 1909, aos 43 anos de idade. O rigor científico, as preocupações humanísticas e a extraordinária habilidade poética são as características mais marcantes na produção literária de EUCLIDES DA CUNHA. Sua obra–prima, OS SERTÕES, não é um frio relatório ou um conjunto de artigos jornalísticos neutros, mas a denúncia apaixonada da miséria e do isolamento da população do sertão nordestino e da ignorância, descaso e desumanidade com que o governo central tratou o levante popular de CANUDOS.
Traduzido para mais de dez idiomas, OS SERTÕES assegurou ao seu autor projeção mundial e o reconhecimento como um dos grandes clássicos da literatura brasileira.
146 a. nasce o industrial norte-americano HARVEY FIRESTONE, em 20 de dezembro de 1868.
123 a. nasce HENRIQUE SMITH BAYMA, no dia 20 de dezembro de 1891. Falece em 28 de junho de 1974. Formado em DIREITO pela Faculdade do Largo de São Francisco na turma de 1911. Secretário de Gabinete de Estado de Agricultura,  Comércio e Obras Públicas em 1912/1916. Advogado do Patronato Agrícola do Estado de São Paulo. Fundador do PARTIDO DEMOCRÁTICO – PD – em 1926. Participou da REVOLUÇÃO DE 1932. Constituinte em 1933/1934. Deputado Federal em 1934/1935. Deputado Estadual, em 1935/37. Líder da maioria na Assembléia Legislativa, em 1935/1936. Presidente da Assembléia em 1936/1937. Governador interino do Estado em 1936/1937. Fundador e presidente da UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL – UDN – Secção de SÃO PAULO, em 1945 e 1948.          
105 a. WASHINGTON LUÍS e RUY BARBOSA visitam a cadeia e o quartel de polícia de CAMPINAS em 20 de dezembro de 1909.
104 a. (LONDRES) Anunciado pelos jornais de 20 de dezembro de 1910 que no dia 26 do corrente será inaugurado nesta capital o maior café-concerto de todo o universo. O novo centro de diversões, que se chamará PALLADIUM, possui uma platéia que comporta cinco mil expectadores.
103 a. referem de LONDRES que no PAÍS DE GALES há grandes inundações. Os habitantes de POFTALBAT estão prontos para abandonar de um momento para outro as suas casas. A água sobe a olhos vistos no VALE DE AVON. Em diversos pontos se têm dado inundações. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO no dia 20 de dezembro de 1911). 
102 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 20 de dezembro de 1912: (LISBOA) Aumenta consideravelmente a emigração de portugueses para o BRASIL. Famílias inteiras da GUARDA, ALTO DOURO e TRAZ-OS-MONTES embarcaram em LEIXÕES com destino a esse país. No PORTO, muitas aguardam paquetes que as conduzam para aí. 
101 a. A pintura de LEONARDO DA VINCI é devolvida ao MUSEU DO LOUVRE em 20 de dezembro de 1913, dois anos após ter sido roubada por um funcionário italiano da instituição, que queria a obra de volta ao seu país. Apesar da constante busca, a MONA LISA só volta a ocupar o seu lugar na instituição francesa quando o ladrão a vende para um antigo colecionador de arte.
97 a. nasce o físico DAVID BOHM em 20 de dezembro de 1917. Falece em 1992.
90 a. da libertação de ADOLF HITLER, em 20 de dezembro de 1924. O líder do Partido Nacional Socialista Alemão foi solto após cumprir oito meses de prisão. No ano anterior, uma tentativa de golpe promovida em MUNIQUE por HITLER e seus companheiros de partido havia fracassado. No período em que ficou preso, o nazista escreveu a primeira parte do livro MEIN KAMPF (MINHA LUTA), uma das bases da teoria fascista na ALEMANHA.
88 a. nasce o Cel. Ref. ALTINO MAGNO FERNANDES em 20 de dezembro de 1926. Falece em 30 de agosto de 2000.
82 a. da ASSOCIAÇÃO CÍVICA FEMININA (20 de dezembro de 1932).
80 a. nasce o Cel. Ref. HÉLIO BARBOSA CALDAS, em 20 de dezembro de 1934. Falece em  20 de junho de 1999.
51 a. falece o General EUCLIDES FIGUEIREDO, comandante das tropas envolvidas na Revolução Constitucionalista de 32. Nasceu em 12 de novembro de 1883. Falece em 20 de dezembro de 1963. Uma pequena biografia da vida do GENERAL EUCLIDES FIGUEIREDO consta de minhas memórias por ocasião do lançamento da data de seu nascimento (12 de novembro de 1883).
51 a. começa na ALEMANHA o Julgamento de AUSCHWITZ, em que são julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista, em 20 de dezembro de 1963.
51 a. das anotações realizadas em 20 de dezembro de 1963 (sexta-feira). ANO 14º- MÊS 6º - DIA 164º - 5 anos e 198 dias na FORÇA PÚBLICA – 105º dia como ASPIRANTE – 92º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tendo de entrar de Oficial de Dia ao BG, às 9 horas, deixo a casa de meus pais às 6 horas. Embarco nove minutos depois. Esse trem lota completamente depois de GUAIANAZES, fazendo uma viagem muito má.
Assim que chego no BATALHÃO DE GUARDAS há uma reunião de oficiais a qual compareço. São discutidos pontos interessantes sobre mudança de horário, mais folga para os elementos que entram de serviço, instrução racional para a tropa, etc. No serviço de Oficial de Dia, rendo o 2º TENENTE JOÃO BOSCO PASIN. Em seguida vou comandar um pelotão da 3ª Companhia, pra um treinamento feito pelo CAPITÃO SARMENTO, pois na segunda-feira, dia 23, dois pelotões da 1ª Companhia irão passar a pronto. Esse treinamento vai até quase 11 horas.
O pagamento do mês em curso será efetuado hoje. Às 11:30 horas o 2º TENENTE FLÁVIO VAZ parte para ir buscar o dinheiro. Às 12:30 horas entram de Prontidão dois pelotões da 3ª Companhia, comandados pelo 3º SARGENTO MIGUEL e CABO SALDONES. O 1º SARGENTO SALVADOR entra como Adjunto e Comandante da Prontidão. Como comandante da Guarda tenho o SARGENTO VALÉRIO, o CABO WALDOMIRO é seu auxiliar. O telefonista é o CABO TAVARES.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES manda reunir todo o Batalhão e eu leio o Boletim Regimental nº 237 que traz a exclusão de dois soldados: CAMPANHÃ da 2ª Companhia e JOSÉ JOAQUIM DA SILVA, da 3ª Companhia – traz a deserção de um outro elemento – traz a instauração de um IPM cujo encarregado é o TENENTE MAURO ROCCO D´ÂNGELO e o caso é sobre o tiro acidental que o soldado DEOCLECIO disparou contra o CABO EDGARD, apenas o ferindo na perna. Traz diversas detenções e prisões. É um boletim cheio de coisas tristes que obriga o CAPITÃO SARMENTO a prelecionar a tropa, no sentido de que tais faltas não sejam mais cometidas.
O batalhão não é dispensado no horário habitual. O motivo é o pagamento que será efetuado depois das 16 horas. Durante a tarde passo algum tempo em reunião com os tenentes do Batalhão, que se agruparam no gabinete do Sub Cmt, também presente na dita reunião.
Recebo, como pagamento, apenas a quantia de CR$50000,00. É o ordenado que se antecipou, tendo em vista a festa natalina. Muitos elementos vão me dar trabalho e a maioria é da Prontidão. Querem dispensa para viajar para o Interior, para irem levar o ordenado para seus familiares. Criam diversos problemas que usando de bom senso são resolvidos na maneira do possível.
Assim vou passando o meu décimo serviço como Oficial de Dia. Nosso comandante, MAJOR ALOÍSIO BORGES, permanece no quartel até quase 21 horas. O pagamento da tropa é efetuado até tarde.
Eram pouco mais de 22 horas quando o Oficial de Dia do CFA, 2º TENENTE PAULO MACHADO, telefona-me dizendo que minha senhora compareceu àquele quartel com meu filhinho doente, tendo ele requisitado uma viatura de Rádio Patrulha para levá-la até o Hospital da CRUZ AZUL. Incontinenti, telefono para o Hospital e, depois de vinte minutos de insistência, consigo manter contato com a CRUZ AZUL. Minha senhora conversa comigo por telefone. Ainda não foi atendida e diz que nosso filho tosse muito e sente dores no peito.    
A CRUZ AZUL telefona-me às 24 horas. Minha senhora tinha sido atendida e meu filho medicado. Falta agora condução para retornar; sendo assim tomo o caminhão da Prontidão e embarco para a CRUZ AZUL. Ali encontro minha mulher e meu filho que havia tido um acesso de bronquite. Levo-os até nosso lar.
Às 2 horas, não sentindo sono, vou até a chamada “boca do crime” para ver o desenvolvimento do serviço de meus soldados na 3ª Delegacia de Polícia. Tinha mandado para lá dezenove soldados, comandados pelo SARGENTO MIGUEL. Assim encerra-se uma data agitada, sendo que ao chegar no BG a DPM tinha trazido um soldado escoltado do 10º DP, que disparara sua arma acidentalmente e matara um seu colega.  
50 a. do registro dos fatos acontecidos em 20 de dezembro de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 164º - 6 anos e 199 dias na FORÇA PÚBLICA - 211 dias como 2º TENENTE - 458 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Encontro-me em POÁ desde ontem. Meu pensamento é retornar a SÃO PAULO, pois assim planejara quando fiz esta viagem para a terra de meus pais.
A manhã está muito boa. Até o horário das 10 horas procuro aproveitar o tempo, permanecendo em frente de casa, visto ser grande o movimento de rua num domingo. E, posso aproveitar também para ver diversos cafagestes fardados com o uniforme "de araque" da PAB, alguns usando, indevidamente, galões.
No trem das 10:09 horas embarco para SÃO PAULO. Faço uma boa viagem, completamente diferente daquela que realizei ontem.
Em meu lar posso descansar à tarde, assistindo a partida de futebol entre FLUMINENSE e BANGU, ocasião em que o tricolor das laranjeiras vence o time banguense por 3 a 1, sagrando-se CAMPEÃO CARIOCA DE FUTEBOL da presente temporada.
À noite, vou visitar meu colega NILSON GIRALDI. Continua ele no CFA agora aproveitando que a Escola de Cabos terminou. O TENENTE GIRALDI ainda é do BATALHÃO DE GUARDAS, estando adido ao CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. Segundo ele, deverá ser transferido de uma vez, regularizando sua situação. Diz o GIRALDI que talvez vá para a ESCOLA DE OFICIAIS, pois a EO, em 1965, receberá mais de cem alunos novos, que irão fazer o CP e o CFO.
Assistimos televisão: MANDA BRASA - BIBI SEMPRE AOS DOMINGOS - A CIDADE SE DIVERTE - JOHNNY RINGO.   
49 a. falece JOSÉ DE MOURA REZENDE no dia 20 de dezembro de 1965. Nasceu em 25 de outubro de 1896. Fundou o PARTIDO REPUBLICANO e foi seu secretário nos anos de 1945 e 1947. Deputado Federal em 1951/53. Ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 1954/65. Presidente do Tribunal de Contas em 1958.
46 a. morre JOHN ERNST STEINBECK, escritor norte-americano, vencedor do Prêmio NOBEL em 1962, em 20 de dezembro de 1968.
41 a. do atentado terrorista que vitimou o primeiro-ministro espanhol ALMIRANTE LUÍS CARRERO BLANCO, em 20 de dezembro de 1973. A explosão de uma bomba colocada por terroristas do ETA (PARTIDO NACIONALISTA BASCO) em um túnel no meio de uma rua de MADRI lançou o automóvel em que viajava CARRERO BLANCO a uma altura incrível, por cima do telhado de uma igreja, na qual o Chefe do Conselho acabava de assistir uma missa. O inspetor de polícia JUAN ANTÔNIO BUENO FERNANDEZ, e o motorista do veículo de CARRERO BLANCO, JOSÉ LUIS PEREZ MONDEJA, também morreram. Principal herdeiro político do franquismo, o almirante fora nomeado primeiro-ministro da ESPANHA, em junho de 1973, pouco antes do atentado. Egresso da ESCOLA NAVAL, onde começou sua formação militar em 1918, assumiu o comando das Operações do Estado-Maior da Marinha no final da década de 1930. Durante a guerra espanhola (1936-1939), foi um dos principais colaboradores das tropas franquistas. Um dos responsáveis pela neutralidade espanhola na Segunda Guerra Mundial, ocupou diversos cargos oficiais dos gabinetes do caudilho, que manifestava publicamente a intenção de indicar CARRERO BLANCO seu sucessor.
Logo após a ação, o ETA dividiu-se em um braço militar, que defendia a continuação da luta armada, e outro político-militar, que começava a pensar em uma solução política para a questão basca. Com a morte de FRANCISCO FRANCO em 1975, a ESPANHA iniciou a transição rumo à democracia. A vertente político-militar participava cada vez mais de campanhas de reivindicações populares e, em setembro de 1982, anunciou sua dissolução. A vertente militar, por sua vez, intensificou as ações contra o exército espanhol e as forças de segurança no final dos anos 1970. Em 1980, bateram seu recorde de assassinatos: 11 em apenas 20 dias. O mais recente cessar-fogo, decretado em março de 2006, foi violentamente suspenso em janeiro de 2007, com a explosão do novo terminal do aeroporto de BARAJAS, em MADRI. 
40 a. do acidente automobilístico que vitimou a atriz ADRIANA PRIETO, em 20 de dezembro de 1974.
38 a. YITZHAK RABIN renuncia ao cargo de primeiro-ministro de ISRAEL, em 20 de dezembro de 1976.
35 a. KIM JAE-KYU, o mais importante homem do Serviço Secreto da CORÉIA, é condenado à morte pelo assassinato do presidente PARK CHJUNG-HEE em SEUL, em 20 de dezembro de 1979.
35 a. das outras anotações em 20 de dezembro de 1979: nesta quinta-feira regressa o TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS depois de 30 dias de férias. O MAJOR PM ALUÍZIO deixa a Chefia Interina do Estado Maior e reassume a Seção de Apoio Administrativo. CAPITÃO PM GABRIEL deixa essa função e retorna às de Adjunto da Seção de Apoio Administrativo. Numa reunião com os sargentos que concorrem ao plantão “de dia” são discutidos os pontos falhos quanto à parte operacional e quanto à limpeza. Na hora do almoço faço a compra do presente para o “amigo secreto da família” na Rua GALVÃO BUENO. Por volta das 14:30 horas os oficiais de comunidade de choque vão cumprimentar o Comandante Geral, o Chefe do Estado Maior e o Comandante do CPC pelas festas natalinas e a aproximação do ANO NOVO. Os encontros com os oficiais de outras Organizações Policiais Militares. A reunião da OPEP encerra-se com tremendo fracasso: cada país pode vender o petróleo ao preço que quiser. Suspensas até janeiro as conversações entre BRASIL e IRÃ sobre a compra de petróleo. Os estudantes iranianos não permitirão visitas aos reféns no Natal. Atingimos o 47º dia da crise EUA x IRÃ. Uma bomba explodiu na Catedral de NOVA IGUAÇU. A Vanguarda de Caça aos Comunistas assume a responsabilidade. Pelo CAMPEONATO NACIONAL temos INTERNACIONAL 2 x VASCO DA GAMA 0.  
32 a. falece o pianista norte-americano, de origem polonesa, famoso por interpretar compositores românticos, ARTHUR RUBISTEIN, em 20 de dezembro de 1982.
31 a. do roubo da TAÇA JULES RIMET, na sede da CBF, no RIO, em 20 de dezembro de 1983. O troféu pesava 1,8 quilo em ouro puro.
30 a. falece DMITRI USTIVOV, Ministro da Defesa da URSS, em 20 de dezembro de 1984.
27 a. um acidente entre um barco e um petroleiro deixa 4.386 mortos no mar das FILIPINAS, em 20 de dezembro de 1987. O navio, com capacidade para 1,5 mil pessoas, estava superlotado.
27 a. das seguintes anotações em 20 de dezembro de 1987: LUCINDA conta que o PAULO CÉSAR foi atropelado por uma moto, bem perto de casa, causando-lhe escoriações leves pelo corpo. Essa moto era dirigida por um menor de idade (12 anos). LUCINDA e JOÃO (pai do PAULO CÉSAR) vão à casa dos pais desse menino.
MAGUILA vence por pontos o uruguaio naturalizado espanhol ALFREDO EVANGELISTA, no Ginásio do MARACANÃZINHO. Agora MAGUILA poderá lutar, em 1988, com o campeão mundial dos pesos pesados MIKE TYSON.
O estado de saúde do colunista e escritor HENFIL agravou-se. Sofre grave hemorragia. Está na Casa de Saúde SÃO VICENTE DE PAULA. 
25 a. da assunção de Comando do Policiamento Metropolitano pelo Coronel PM UBIRAJARA PISANI, em 20 de dezembro de 1988. Ele me escolheria para ser seu Chefe do Estado-Maior, função que assumi em janeiro de 1989.
25 a. da invasão do PANAMÁ por tropas americanas a fim de depor o ditador MANUEL ANTÔNIO NORIEGA, em 20 de dezembro de 1989. É estabelecido um novo governo no país, mas não conseguem capturar o líder MANUEL NORIEGA.
24 a. da Solenidade de entrega de diplomas aos presidentes dos Conselhos de Segurança da Área Leste e inauguração das fotos dos Comandantes do CPAM-4: Coronéis LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA e MÁRIO FONSECA VENTURA, em 20 de dezembro de 1990. Tinha passado o comando do CPAM-4 em 17 de dezembro de 1990, após tê-lo assumido em 8 de dezembro de 1989. Na época, fui transferido para a região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – CPA/I-8 (atualmente CPI-5).
24 a. falecem: o escultor SÉRGIO CAMARGO e o grego KONSTANTINOS PETICHAKIS, assassinado por agentes da POLÍCIA FEDERAL, em 20 de dezembro de 1990.
24 a. da promoção do TENENTE-CORONEL PM WLADIMIR DE OLIVEIRA REIS ao posto de CORONEL PM, em 20 de dezembro de 1990.
23 a. da inauguração do novo VALE DO ANHANGABAÚ, em 20 de dezembro de 1991.
23 a. da realização do almoço no RESTAURANTE CEREJA, na MÓOCA, em comemoração à promoção do Ten.Cel. MANUEL ABISSI NOGUEIRA, em 20 de dezembro de 1991. Foi transferido para a reserva, alguns anos depois, como CORONEL. Recentemente, em 11 de dezembro de 2003, encontrei o Cel MANUEL ABISSI NOGUEIRA por ocasião das eleições na AORRPM. O CORONEL PM Ref NOGUEIRA trabalhava como oficial de gabinete do presidente da COOPMIL.
22 a. Falece o Ten. Cel. JOÃO NATAL, em 20 de dezembro de 1992.
21 a. falece o vereador ANTÔNIO SAMPAIO, no dia 20 de dezembro de 1993.
21 a. do início do PLANO GONTIJO, no dia 20 de dezembro de 1993. Em 1998, começou em 19 de dezembro com a denominação SÃO GERALDO. Em 1999, com o nome de OPERAÇÃO NACIONAL, começou em 15 de dezembro. Esse tipo de operação não está mais sendo realizado, após denúncias de corrupção, muito embora tenha sido elaborado um plano de execução para janeiro de 2006, que não aceitei. Em 20 de dezembro de 2005 recebi um telefonema da BAHIA, solicitando minha participação na megaoperação. Estabeleci meus princípios ao GESOFATO. CARMELO julgou-se melindrado e voltou atrás com o seu plano. Depois de saneamento de pontos negativos, essa operação foi realizada em 2006 com o nome de operação “SÃO GERALDO”. Não foi realizada em 2007 e, em 2008, apesar da insistência do MÁRIO MARGARIDO, não pôde ser realizada por falta de patrocinadores.
21 a. falecem: o jornalista e produtora cultural TERESA GOULART e o escritor francês GUY DE CARS, em 20 de dezembro de 1993.
21 a. da surpreendente nomeação de novos ministros pelo presidente ITAMAR FRANCO, sem qualquer sustentação partidária e alçando ao primeiro escalão pessoas inteiramente desconhecidas. A nomeação mais inusitada foi a da engenheira MARGARIDA COIMBRA, que substituiu o deputado ALBERTO GOLDMAN no MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. Em 20 de dezembro de 1993.
20 a. MÉXICO desvaloriza o peso e inicia o EFEITO TEQUILA em todas as economias da AMÉRICA LATINA, em 2 de dezembro de 1994.
19 a. da queda do BOEING 757, chocando-se contra uma montanha, antes de  aterrissar em CALI, na COLÔMBIA. Mais de 140 mortos, em 20 de dezembro de 1995. Quatro pessoas e um cachorro sobreviveram.
19 a. tropas da Organização do Tratado do ATLÂNTICO NORTE (OTAN) assumem a missão de paz da Organização do Tratado do Atlântico Norte, na BÓSNIA, que estava em guerra civil, no dia 20 de dezembro de 1995.   
18 a. falece o astrônomo e divulgador cientifico CARL SAGAN, em 20 de dezembro de 1996. 
17 a. das seguintes anotações em 20 de dezembro de 1997: há dias de depressão para qualquer ser humano. Atravesso meu inferno astral com plena consciência disso. Sei que nos dias que antecedem meu aniversário são de profunda ansiedade e desejo de modificar uma série de coisas. Assim e que me vejo nesse sábado muito desagradável. Não posso me acostumar com problemas familiares que julgo erradíssimos. No entanto, contorno essa situação da melhor maneira possível para evitar uma explosão de conseqüências radicais e que não terão volta. Em minha biblioteca, relendo épocas passadas – de 20 a 26 de dezembro – vejo que fatos se repetiram e que modificaram a minha estrutura familiar e profissional durante os anos de 1985 a 1988 e de 1991 a 1996. Na TV vejo as reportagens sobre a Grande Decisão do Campeonato Brasileiro, no MARACANÃ, entre VASCO e PALMEIRAS. Em RIAD, na ARÁBIA SAUDITA, o BRASIL decidirá o título da COPA DAS CONFEDERAÇÕES contra a AUSTRÁLIA. A movimentação intensa na Rodoviária TIETÊ, no Mercado da Cantareira, nos Shoppings da cidade, traz a necessidade do povo efetuar as compras de Natal, após ter recebido o décimo-terceiro salário. Estou lendo a REVOLUÇÃO IMPOSSÍVEL, de LUÍS MIR.
16 a. falece o diretor de cinema japonês JUKO ITAMI, em 20 de dezembro de 1997. Suicidou-se pulando do 8o.andar do prédio em que trabalhava, em TÓQUIO. Fez  filmes sobre o JAPÃO contemporâneo: TAMPOPO - OS BRUTOS TAMBÉM COMEM SPAGHETTI - O FUNERAL. Outras anotações neste domingo:às 10 horas começo mais uma viagem até POÁ,  a fim de almoçar com minha mãe. Na banca de jornais do senhor FRANCISCO adquiro mais um livro da Coleção Mestres da Literatura Brasileira e Portuguesa. Compro os exemplares das revistas ISTO É e ÉPOCA. Embarco no ônibus BELA VISTA – ESTAÇÃO METRÔ TUCURUVI. Vou conhecer essa estação, bem como a PARADA INGLESA e o JARDIM SÃO PAULO. Na SÉ, passo para o trem da linha ITAQUERA e atinjo ARTUR ALVIM. Deixo o metrô e pego o trem da CPTM. Até chegar em POÁ, do TUCURUVI até esse ponto, passo por 27 estações, uma verdadeira via sacra. Quase às 13 horas, estou chegando na casa de minha mãe. O calor é muito forte. Conversamos com o ADALVO, MARIZETE, FELIPE e CABO PM RENATO VENTURA (seu filho LEANDRO o acompanha). Dá dó ver minha mãe reinando na cozinha, carregando os seus 90 anos. Ela está lúcida, embora repetitiva em certos detalhes. Almoçamos tarde e descansamos até 16:30 horas. O CABO PM RENATO leva-me num carro do meu irmão CARLOS, que está à sua disposição, até a estação de POÁ. Usando os mesmos meios de transporte, vou regressar a GUARULHOS. Só que desço na ARMÊNIA e pego o EXPRESSO COCAIA.
Assisto a segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro: CORINTHIANS x CRUZEIRO, no MORUMBI. Graças a um erro capital do bandeirinha ARNALDO DE MENEZES PINTO FILHO, o CORINTHIANS fica no empate de 1 a 1 com o CRUZEIRO. Aos 38 minutos de jogo, RINCÓN balançou as redes de DIDA, mas o gol foi anulado pelo erro do bandeirinha ao apontar impedimento inexistente de RINCÓN.     
15 a. falece o cineasta CARLOS NIEMEYER, criador do CANAL 100, em 20 de dezembro de 1999.
15 a. da colocação do aparelho de vídeo na Sala de Informática do MMDS, no dia 20 de dezembro de 1999.
15 a. da DECISÃO DA COPA MERCOSUL: PALMEIRAS 3 x FLAMENGO 3, sendo que o título ficou com o FLAMENGO, por ter vencido o primeiro  jogo por 4 a 3. Essa decisão aconteceu em 20 de dezembro de 1999.
15 a. falece o ator britânico DESMOND LLEWELYN, num acidente de carro, no dia 20 de dezembro de 1999. Trabalhou em 17 filmes de JAMES BOND, caracterizando o marcante personagem Q.

ACONTECEU EM 20 DEZEMBRO DE 2 000   :  -  TERÇA-FEIRA
O atacante ROMÁRIO fez três gols, comandando o VASCO numa virada espetacular sobre o PALMEIRAS e acabou com os sonhos dos operários do VERDÃO de conquistar o título da MERCOSUL. O time de MARCO AURÉLIO encerrou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0. Na segunda etapa, ROMÁRIO marcou duas vezes de pênalti, JUNINHO PAULISTA empatou e o  BAIXINHO fez o gol do título aos 47 minutos, levando ao desespero o time e a torcida palmeirenses.

ACONTECEU a maior fuga de internos da FEBEM em 2000, quando 163 infratores pularam o alambrado da unidade PARELHEIROS e escaparam pela mata. Os menores, armados com dois revólveres e estiletes, ameaçaram os seguranças e feriram um dos monitores. VINTE E QUATRO deles foram recapturados. 

APÓS 252 dias, RONALDINHO, da INTER DE MILÃO, voltou a matar a saudade da bola. O atacante estava afastado dela desde abril, quando sofreu uma grave lesão no joelho direito.

O GOVERNADOR MÁRIO COVAS passou por uma série de exames para avaliação de seu estado de saúde. Participou da inauguração do CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DA ECOVIAS.

A primeira-dama do RIO DE JANEIRO, ROSINHA MATHEUS, passou mal, sentindo  fortes dores no peito e teve de ser levada às pressas para o Hospital Pro-Cardíaco. Os exames não revelaram evidências de isquemia coronariana e ela foi liberada.

ACONTECEU  EM 20 DE DEZEMBRO DE 2001 :  -   QUINTA-FEIRA
SOLENIDADE DO 26º ANIVERSÁRIO DO CPAM-7, em GUARULHOS. O PM JOÃO leva-me até à avenida Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde se situa o quartel. Ali, sou recepcionado por oficiais do CPA e uma missa rezada pelo Tenente-Coronel JOÃO BENEDITO VILLANO está sendo iniciada. Logo em seguida chega o Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Terminado o ofício religioso, cumprimentamos diversas autoridades presentes. Notamos a presença do Coronel PM Res. RENATO CÉSAR MELO, que trabalhou comigo no 2o BPChq, como Major, quando comandei essa Unidade. Mais tarde chegam: Cel. PM Ref. JOSÉ ALVES DE CARVALHO, Cel. PM ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO, Cel. PM JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO, o COMANDANTE DA BASE AÉREA DE CUMBICA, Cel. Av ORLANIL MARIANO LIMA DE ANDRADE, que irá presidir a solenidade militar. Ao lado do Cel. Av. ANDRADE, está o prefeito de GUARULHOS, ELÓI PIETÁ. Representando o deputado estadual PASCHOAL THOMEU, encontra-se presente o empresário DANIEL THOMEU; SADAO SIMIZU, da ZUNTER, TERRAPLANAGEM E CONSTRUÇÕES LTDA.; JOÃO CARLOS FIGUEIREDO, presidente regional da ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS DA PMESP; vereador representando o presidente da CÂMARA local; membros de vários CONSEG da cidade.   Logo no início da solenidade, dá-se o ato de entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA ao comandante do CPAM-7, CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO. Quem o condecora é o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. São entregues as láureas de Mérito Pessoal a oficiais e praças dos batalhões subordinados ao CPAM-7, canta-se a CANÇÃO DA FORÇA PÚBLICA, o HINO NACIONAL e se realiza o desfile da tropa. Dando continuidade aos eventos programados para a comemoração do aniversário do CPA, vamos para o SALÃO NOBRE onde são inaugurados os retratos dos ex-comandantes: Cel. JOÃO ROBERTO DA FONSECA (não poude comparecer e seu retrato é inaugurado pelo Prefeito ELÓI PIETÁ), Cel. CRISÓSTOMO e Cel. CAMARGO. Ouvimos os discursos dos coronéis CRISÓSTOMO, CAMARGO e PAULO CÉSAR MÁXIMO e, por último, fala o PREFEITO ELÓI PIETÁ. O Sr. PIRES sente-se cansado e quer deixar o quartel. No entanto, é conduzido para o coquetel e, somente depois do meio-dia é que vamos deixar o CPAM-7. Acompanho o Sr. PIRES no seu retorno para a residência, na VILA MARIANA, enfrentando um trânsito muito ruim. Por volta das 13h30, a viatura do CPAM-7 deixa-me na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
Recebo um telefonema do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES que me conta que compareceu na inauguração da nova séde da SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA, na Rua LÍBERO BADARÓ. Ali, o SSP irá trabalhar ao lado do COMANDANTE GERAL DA PMESP, Cel. RUI CÉSAR MELO e do delegado geral da Polícia Civil, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO. No entanto, o Sr. MARCONDES está chateado com o fato de lhe ser entregue uma contra–fé de um documento onde REGINA CELENTANO está lhe movendo um processo por danos morais, quando ele foi presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Já entrou em contato com o advogado LUÍS SÉRGIO CARRARO, para lhe fazer a defesa. Parece que essa mulher nefasta continua a atrapalhar a vida do MMDC.
Ainda sofrendo de uma gripe que não sara, não é fácil ficar essa tarde na Sociedade, por causa dos 30 graus de temperatura.
Recebemos a triste notícia do falecimento do veterano de 32, JOEL FRANCISCO, na manhã desta quinta-feira, no hospital de ITAQUERA, vítima de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de um câncer na próstata. O JOEL freqüentou durante anos o MMDC, durante a luta que manteve para receber a sua PENSÃO ESPECIAL. Em 2001 esteve “sumido”. Nasceu em 30 de agosto de 1917. Era sócio do MMDC desde 17 de maio de 1966. O velório está sendo realizado no próprio hospital.
   
Um dia depois de decretar ESTADO DE SÍTIO na ARGENTINA, o presidente  FERNANDO DE LA RÚA entregou ao CONGRESSO a sua CARTA DE RENÚNCIA. Amanhã será feriado bancário em todo o país. A conversão de pesos em dólares está proibida. O peronista RAMÓN PUERTA, presidente do SENADO, vai substituir DE LA RÚA, que não conseguiu conter a onda de saques e sucumbiu à pressão popular. O ex-presidente ainda tentou formar um governo de união nacional, mas fracassou. Todo o gabinete–incluindo o superministro DOMINGO CAVALLO, que foi proibido pela JUSTIÇA de deixar o país – já havia renunciado. O mercado teme uma moratória descontrolada.

ENCONTRADO nas águas do RIO MISSISSIPI o corpo do cientista da Universidade HAVARD, DON WILEY, especialista em vírus letais, desaparecido desde 16 de novembro. O corpo foi achado a poucos metros da ponte em que a polícia encontrou seu automóvel com a chave no contato e as portas abertas. As causas da morte são desconhecidas.  Investigadores chegaram a suspeitar que o desaparecimento teria relação com os atentados com ANTHRAX nos ESTADOS UNIDOS. Em MEMPHIS.

Um avião CESSNA 560 cai no aeroporto de ZURIQUE em posição suspeita, no dia 20 de dezembro de 2001. Morrem no acidente o piloto e o co-piloto, as duas únicas pessoas a bordo do aparelho.

2 002   :  -    SEXTA-FEIRA   82/1628381  82  /4132123184 (BI 41571, DE 6632 DI 1144158 e K5/H3141 (a primeira parte dessa operação foi realizada no dia  19 dez 2002).
DONA ESMERALDA está dando um “baile” em nós. LUCINDA vai ficando estressada. Nos dois últimos dias tenho sentido dores de cabeça e isso não é normal. Sou obrigado a tomar calmante para agüentar a “zoeira” que acontece aqui em casa.
Sr. MARCONDES, com o problema da interpelação judicial, está confuso e querendo resolver as coisas de uma hora para outra. A justiça é por demais lenta e deveremos ir por partes, agora sempre nas mãos dos advogados. Não cabe mais CONSELHO SUPREMO e nem opiniões divergentes dos senhores conselheiros. Vamos aguardar decisão do JUIZ. Apesar de tudo, quer o presidente que se reuna a DIRETORIA EXECUTIVA; deixa para mim a escolha da data. Já no MMDS, os oficiais sentem-se atrapalhados com os presentes e o recebimento do 13º salário, que está sendo pago hoje.
Dona CÉLIA surpreende-nos à tarde com dois bolos: um do NATAL e o outro pelo meu aniversário (vai acontecer em 27), dizendo ela que antecipou tudo porque na semana que vem a Sociedade estará fechada. Iremos voltar a trabalhar somente no dia 30 de dezembro. Participam da comemoração: VASCO, LUZ, CRISTIANO e OREZ.
Os derradeiros cartões de NATAL foram postados hoje. O Sr. MARCONDES não veio no MMDC nesta tarde, mas faz suas ligações telefônicas. A reunião da DIRETORIA EXECUTIVA será no dia 7 DE JANEIRO DE 2003 e a convocação seguirá hoje.
  
Um impasse diplomático entre os governos mexicano e brasileiro adiou a extradição da cantora GLÓRIA TREVI e seu filho ANGEL GABRIEL, de 10 meses, para o MÉXICO, hoje, no Aeroporto Internacional FRANCO MONTORO, em GUARULHOS. O Ministério da Justiça brasileiro não aceitou a quebra do acordo formalizado entre os dois países. O acordo inicial previa o embarque da cantora e do filho em um avião comercial.  Eles deveriam embarcar à 1 hora para a Cidade do MÉXICO, junto com outros passageiros e um grupo de dez jornalistas mexicanos. Mas o Governo daquele País mandou para o BRASIL um avião da Procuradoria da República, alegando que a decisão foi tomada para preservar a privacidade e os direitos humanos da cantora e do filho. 

O presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, anunciou em SÃO PAULO  os nomes de mais quatro ministros e do Secretário de Direitos  Humanos. Mas não conseguiu acordo com o PMDB que, por enquanto, ficará fora do Governo. Todos os nomes indicados são do PT. Três são candidatos derrotados a governos estaduais: o deputado federal JAQUES WAGNER (TRABALHO) concorreu na BAHIA, o ex–secretário municipal em RECIFE, HUMBERTO COSTA (SAÚDE),  em  PERNAMBUCO e NILMÁRIO MIRANDA (DIREITOS HUMANOS), em MINAS GERAIS. O Senador eleito e ex–governador do DISTRITO FEDERAL CRISTOVAM BUARQUE será o MINISTRO DA EDUCAÇÃO e DILMA ROUSSEFF (ex–secretária no Governo OLÍVIO DUTRA) ficará com a pasta de MINAS E ENERGIA.

Depoimentos contraditórios e argumentos frágeis foram os motivos que levaram a Polícia Civil de PRAIA GRANDE, no litoral Sul, a pedir a prisão temporária de 30 dias do taxista CLAUDIONOR ALMEIDA DE SOUZA, de 54  anos, suspeito de ter assassinado sua mulher, a jornalista SUELI JACINTO, de 42 anos, na madrugada de terça–feira, dia 17 de dezembro.
   
Mesmo debaixo de um forte sol, cerca de mil pessoas cantaram e rezaram animadas durante a MISSA DE NATAL celebrada pelo PADRE MARCELO ROSSI  e  pelo BISPO da Diocese de Santo Amaro, dom FERNANDO FIGUEIREDO. O  evento ocorreu no início da tarde, na PRAÇA DA REPÚBLICA, no centro da cidade. A cerimônia e a apresentação de quinze corais natalinos de escolas estaduais, marcaram o encerramento do ano letivo e a chegada do NATAL. Ao meio–dia, mais de cinco mil corais de escolas da rede  estadual  apresentaram-se  ao  mesmo  tempo  em  São  Paulo.  O  evento terminou por volta das 19 horas, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Fundação PADRE ANCHIETA e do CORAL SÃO PAULO.

A vereadora e deputada estadual eleita HAVANIR NIMTZ (PRONA) foi vaiada na cerimônia de diplomação do Legislativo na Assembléia de São Paulo, junto com o presidente do seu partido, ENÉAS CARNEIRO. No mesmo dia, ela foi inocentada pela Comissão de Sindicância da Câmara, que apurava denúncia de quebra de decoro parlamentar contra ela.

Uma agente penitenciária e dois detentos morreram em uma tentativa frustrada de fuga, no Presídio de SALVADOR, hoje pela manhã. A rebelião começou por volta das 8 horas, quando parte dos policiais se preparava para participar da inauguração de um templo evangélico no batalhão que faz a segurança no presídio. Durante o tiroteio que ocorreu depois da tentativa de fuga em massa, a agente de presídio MÍRIAM GUIMARÃES foi ferida e morreu a caminho do Hospital–Geral de SALVADOR. MÍRIAM teria sido baleada ou ferida por um tipo de arma branca improvisada pelos presos. O carro da polícia que transportava MÍRIAM bateu de frente com um carro do presídio e três policiais ficaram feridos. O diretor do presídio, RUI DA PAZ, ficou como refém, mas foi libertado. A agente CLEUZA MOTA permaneceu em poder dos amotinados. A rebelião terminou à noite. Cerca de 300 internos ocupavam o pátio do presídio.

FALECEU, no Rio de Janeiro, o doutor LAURO ESCOREL DE MORAES. Natural  de  São  Paulo,  onde  nasceu no dia 13 de setembro de 1917, era formado em Ciências Jurídicas  e  Sociais  na Faculdade de Direito da USP. Ingressou, em 1943, por concurso, no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). Ocupou os primeiros postos da carreira em BOSTON, WASHINGTON, VATICANO e BUENOS AIRES. Na década de 50 foi crítico literário na FOLHA DA MANHÃ (SP), CORREIO  DA MANHÃ (RJ), e colaborou no SUPLEMENTO LITERÁRIO de O ESTADO DE SÃO PAULO, chamando a atenção para o valor literário das primeiras obras de CLARICE LISPECTOR, GUIMARÃES ROSA e JOÃO CABRAL DE MELLO NETO. Em 1961, chefiou a Divisão Cultural do ITAMARATY. Foi encarregado (1963/64) de Negócios das embaixadas do BRASIL em BELGRADO e ROMA. Retornando ao BRASIL foi secretário adjunto para Assuntos da ÁFRICA e ORIENTE PRÓXIMO e, posteriormente, secretário adjunto para ASSUNTOS AMERICANOS. Foi embaixador em LA PAZ, ASSUNÇÃO, MÉXICO, COPENHAGUE, MADRI e diretor do Instituto RIO BRANCO (1985/87), quando solicitou aposentadoria e passou a residir no RIO DE JANEIRO. Escreveu vários livros: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO POLÍTICO DE MAQUIAVEL, A PEDRA E O RIO, etc.

CARLOS AUGUSTO GOMES DA SILVA, proprietário do barco DOM LUIZ 15-I, que afundou na baia de MARAJÓ, foi preso no PARÁ. Ele é responsabilizado pelo acidente que contabiliza dezenas de mortos e desaparecidos. No total, 303 pessoas sobreviveram ao naufrágio.

O PAPA JOÃO PAULO II atribuiu formalmente hoje um milagre a madre TERESA DE CALCUTÁ, acelerando o trâmite para que a religiosa mais conhecida do mundo se torne beata e depois santa. Numa cerimônia no Palácio Apostólico do VATICANO o papa reconheceu que uma jovem indiana foi curada de um tumor no estômago, como resultado de suas orações a MADRE TERESA. Com isso, a religiosa deverá ser beatificada em 19 de outubro do ano que vem, em ROMA. A religiosa albanesa morreu em 1997, aos 87 anos.

MORREU o recordista de gols do futebol inglês, ARTHUR ROWLEY, aos 76 anos. Em 19 anos de carreira (décadas de 40 e 50), ROWLEY marcou 434 gols em 619 jogos do Campeonato Inglês, e mais de trinta gols nas copas nacionais. Apesar disso, ele nunca defendeu a seleção da INGLATERRA.

CONCEDIDA prisão domiciliar à diretora do jornal EL CLARÍN, ERNESTINA HERRERA DE NOBLE, de 77 anos. Ela é acusada de falsificar a identidade de seus filhos adotivos, registrados como legítimos. Há suspeita de que as crianças sejam filhas de pais desaparecidos durante a ditadura militar na ARGENTINA (1976 a 1983).

2 003   :   -     SÁBADO
CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS
ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA MILITAR (172 ANOS)
20 DE DEZEMBRO DE 2003 ÀS 19:00 HORAS
RUA DONA SANTA VELOSO, 575 – VILA GUILHERME
TEMPLO DA IGREJA BÍBLICA DA PAZ – ATRÁS DO LAR CENTER.
PRELETOR – Pr. ÉDOSNO REBUSTINI
BANDA DA POLÍCIA MILITAR
GRUPO DE LOUVOR E CORAL BÍBLICA DA PAZ
ORAÇÃO ESPECIAL PARA TODAS AS UNIDADES E ASSOCIAÇÕES DA POLÍCIA MILITAR.

O prêmio de 40 milhões em jogo no concurso 524, na MEGASENA, que será sorteado hoje às 20 horas, em RIBEIRÃO PRETO, é o terceiro maior da história da loteria. Perde apenas para os 64,9 milhões de reais pagos para um apostador baiano, em 1999 e para os 50,9 milhões de reais ganhos por um morador do MATO GROSSO DO SUL, no mesmo ano. As filas, neste sábado, nas casas lotéricas, são quilométricas.

LUCINDA planejou com seu irmão JOSÉ e sua cunhada DORA em ir até POÁ, visitar dona ALICE, minha mãe, neste sábado. Íamos sair por volta das 11 horas, no carro do JOSÉ.  Acontece um imprevisto que adia essa viagem para outro dia. O JOSÉ está socorrendo seu irmão MANECO no hospital PADRE BENTO. MANECO sentiu-se mal na madrugada e não teve outra alternativa senão levá-lo para o hospital, agora pela manhã. JOSÉ ligou para a LUCINDA, comunicando o que está acontecendo. Mas, um pouco depois das 10 horas, LUCINDA recebe outro telefonema de seu irmão confirmando a viagem para hoje. Saímos de casa, no TEMPLA do JOSÉ, por volta das 11:40 horas. Enfrentamos um trânsito muito louco na altura de SÃO MIGUEL, prejudicado por um desvio, na avenida MARECHAL TITO. Depois de vários anos passados, LUCINDA quer almoçar no RESTAURANTE SERTANEJO, bem depois do ITAIM PAULISTA, perto da entrada para ITAQUAQUECETUBA. É um lugar gostoso para se passar algumas horas, onde se serve comida caipira, com vários pratos a escolher. Ali, já tínhamos almoçado com dona ESMERALDA e Sr. JOSÉ THOMAZ em duas oportunidades.
Por volta das 14:30 horas, estamos chegando na residência de minha mãe, onde ela já nos aguardava, pois a MARLENE tinha telefonado com antecedência, comunicando a nossa ida até POÁ. Deixamos o carro do JOSÉ no terreno onde está instalado um LAVA-RÁPIDO. Vou conhecer os meus inquilinos novos, pois o ADALVO tratou de arrumar um substituto para o anterior, que estava em dificuldade financeira. Tudo é festa nesta época do ano. Ali, minha mãe vai conhecer a DORA e o JOSÉ. Depois, comparecem a MARIZETE, o ADALVO e o FELIPE. Durante algumas horas ficamos conversando com eles. Minha mãe, em poucas palavras, conta quase que toda a sua vida, desde sua infância até a fase após casamento com meu pai. Lembra que no próximo dia 12 de janeiro irá completar seu 68º aniversário de casamento. Dona ALICE causa boa impressão no JOSÉ e na DORA, que não a conheciam. Deixando minha mãe, passamos pela casa de tia IRENE, onde a RITA REGINA separou para mim uma coleção de encartes do jornal FOLHA DE SÃO PAULO, a respeito da COPA DO MUNDO de 2002.
Retornando, entramos por ITAQUAQUECETUBA, onde pegamos a rodovia AYRTON SENNA. É muito mais fácil esse caminho. O JOSÉ e a DORA tomam um café em casa, onde estão também o IAGO e a KÁTYA.  

Quatro ministros estavam junto com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA a bordo do helicóptero da FAB que sofreu uma pane antes de levantar vôo hoje. A nave iria levar a comitiva do aeroporto de MOSSORÓ (RN) para a FAZENDA DA MAÍSA, desapropriada pelo Governo. No interior, LULA e os ministros JOSÉ DIRCEU, da CASA CIVIL, ANTÔNIO PALOCCI, da FAZENDA, MIGUEL ROSSETTO, do DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, e JOSÉ GRAZIANO, da SEGURANÇA ALIMENTAR, tiveram de descer e embarcar em outra nave.
Além deles, estavam ainda no helicóptero o presidente do INCRA, ROLF HACKBART e a governadora do RIO GRANDE DO NORTE, VILMA FARIA. O aparelho estava prestes a decolar quando o comandante percebeu que o motor não estava alcançando potência máxima e comunicou aos passageiros que,  por medida de segurança, seria melhor mudar de aeronave. Ao assinar o decreto de desapropriação da FAZENDA DA MAÍSA, onde serão assentadas mil famílias, LULA colocou um boné do MST e outro da FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE. Dirigindo-se aos assentados, afirmou que quanto mais organizados eles estiverem, mais o Governo fará em favor deles. Em seu discurso, LULA prometeu fazer o máximo possível pelo NORDESTE. O presidente disse que é possível concluir até o final de seu mandato: a transposição das águas do rio SÃO FRANCISCO, a rodovia TRANSNORDESTINA e a abertura de um poço com capacidade de 300 mil litros de água por hora na SERRA DO MEL, no RIO GRANDE DO NORTE.

Uma fuga de 38 jovens da FEBEM de VILA MARIA, na zona norte de SÃO PAULO, hoje à tarde, acabou com um deles morto pela PM, o irmão de um interno preso por jogar arma dentro da unidade e a recaptura de 27 dos fugitivos. Um grupo de internos tentou escapar numa van: foi parado a bala por PMs do batalhão que fica em frente.

NORTON NASCIMENTO está reagindo bem ao novo coração. Mas os médicos estão preocupados com os rins do ator, que até hoje à noite não davam sinais de melhora. Vítima de doença rara, que só atinge 2% da população, o ator enfrentou ainda matemática desfavorável para obter coração compatível.             

O PM JORGE MILLER DE OLIVEIRA, de 29 anos, morreu ao tentar prender um rapaz armado, no estacionamento de um supermercado, na esquina da avenida do ORATÓRIO com a Rua CAETANO FIORESE, na VILA PRUDENTE, zona leste da Capital. O PM estava trajado civilmente e o suspeito reagiu e disparou contra ele. Depois, apanhou sua arma e fugiu. Outros comparsas que estavam juntos também fugiram.

A briga entre duas mulheres, na casa 40 da Rua VISCONDE DE INHAÚMA, na VILA DA SAÚDE, resultou na morte de LUCIANA APARECIDA DA SILVA PASCHOAL, de 28 anos, e MARIA JOSÉ DA SILVA, de 42. Uma delas disparou contra a outra e suicidou-se em seguida. PMs da 3ª Companhia do 12º BPMM encontraram as mulheres na sala. As duas morreram ao chegar no Pronto Socorro do HOSPITAL SÃO PAULO. Moradora na mesma casa, MARIA ILSA FERREIRA, de 41 anos, disse à polícia que não estava em casa no momento do crime. Ela contou que MARIA JOSÉ era homossexual e mantinha um relacionamento amoroso com LUCIANA. A diferença de idade, o comportamento da mais jovem e o ciúme de MARIA JOSÉ seriam os motivos para as brigas entre as duas. As mulheres foram achadas agonizando, estando MARIA JOSÉ sobre LUCIANA e uma arma foi encontrada entre elas.

JOANA PRADO casou-se com VÍTOR BELFORT. A festa para 500 convidados aconteceu hoje no ESPAÇO CENTRAL. JOANA começa a se acostumar com a vida de dona de casa. Já vai longe o tempo em que requebrava como FEITICEIRA. Agora, como senhora BELFORT, ela não pretende mais tirar a roupa para revistas masculinas. Dedica seu tempo ao “NOTE ANOTE”, da RECORD e ao trabalho de modelo. A lua-de-mel só acontecerá em fevereiro. É que em 31 de janeiro VÍTOR disputará o cinturão de campeão de vale-tudo com RANDY COUTURE, em LAS VEGAS. Ainda neste sábado se casaram MARIA PAULA e JOÃO SUPLICY e OSCAR MAGRINI e MATILDE MASTRANGI.

ENTREGARAM-SE à Polícia Federal os empresários do jogador RONALDO, REINALDO PITTA e ALEXANDRE MARTINS, condenados a 11 anos de prisão no caso do propinoduto. HENRY ROSEMBERG e RONALDO ADLER, representantes do BRASIL do banco suíço que movimentava as contas irregulares, se entregaram ontem.
  
APROVADA pelo governo do PARÁ a indenização a 20 sobreviventes do MST feridos no MASSACRE DE ELDORADO DE CARAJÁS (1996). Eles receberão de 50  mil reais a 300 mil, de acordo com decisão judicial.

CONDENADO por dirigir bêbado o ex-velocista CARL LEWIS, nove vezes campeão olímpico. Ele pegou três anos de liberdade vigiada, terá de pagar multa de 500 dólares, comparecer a 20 reuniões dos alcoólicos anônimos e prestar 200 horas de serviços comunitários. Em LOS ANGELES.

Dois dias depois de ser acusado formalmente de abuso sexual a um menino de 14 anos pela Justiça da CALIFÓRNIA, MICHAEL JACKSON convidou hoje centenas de amigos, além de parentes, para uma festa em sua fazenda NEVERLAND, localizada a 160 km de LOS ANGELES. O porta-voz do cantor descreveu o encontro como “uma reunião de boas vindas” a JACKSON, que permaneceu em LAS VEGAS e outros lugares não revelados desde o mês passado, quando teve a prisão decretada e se apresentou em uma delegacia de polícia de SANTA BÁRBARA, onde foi indiciado e fichado, pagando fiança de 3 milhões de dólares para ficar em liberdade – ele deverá comparecer a um tribunal de SANTA BÁRBARA dia 16 de janeiro de 2004, para a primeira audiência do processo, quando ouvirá as acusações feitas pela promotoria. Na verdade, a festa foi organizada para que o cantor recebesse o apoio de seus amigos. A Justiça californiana formalizou nove acusações contra MICHAEL – sete por “conduta lasciva” com um menor de 14 anos e duas por “dar substâncias tóxicas” ao menino.

O primeiro-ministro da ESPANHA, JOSÉ MARÍA AZNAR, fez hoje uma visita-surpresa de apenas quatro horas à base das tropas espanholas em DIWANIYA, cerca de 160 km ao sul de BAGDÁ, para agradecer aos soldados às vésperas dos festejos do NATAL. Por causa da frágil segurança no IRAQUE, o sigilo no preparo da viagem foi tanto que os soldados só ficaram sabendo da chegada de AZNAR quando megafones da base anunciaram sua presença e ele entrou. Acompanhado do ministro da DEFESA, FEDERICO TRILLO, AZNAR chegou por volta das 11 horas (6 horas em BRASÍLIA), almoçou com os soldados na cantina militar e lhes agradeceu por seu “sacrifício”. No fim de novembro o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH também fez uma visita-surpresa relâmpago ao IRAQUE, no DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, e jantou com os soldados na base americana no aeroporto de BAGDÁ. A ESPANHA mantém no território iraquiano um contingente de 1300 homens numa base nos arredores de DIWANIYA. AZNAR foi do KUWAIT em um avião HÉRCULES até a base britânica de TALLIL e depois se deslocou num helicóptero do Exército espanhol até o QG de suas tropas em DIWANIYA. 

Três policiais iraquianos foram mortos e outros dois feridos na noite do dia 19, sexta-feira, por soldados americanos, que alegaram ter disparado porque os confundiram com bandidos, disse um alto oficial da Polícia iraquiana. Os homens estavam revistando motoristas num posto de controle em BEG, a 90 quilômetros de KIRKUK.

A rede de TV AL-ARABIYA, de DUBAI, divulgou hoje uma gravação de áudio atribuída a OSAMA BIN LADEN, chefe da rede AL-QAEDA, na qual ele condena a guerra dos EUA no IRAQUE, qualificando-a de “nova cruzada” contra o mundo islâmico.

Assisto nesta noite, na GLOBO, o ESPECIAL ROBERTO CARLOS. Ele inovou ao cantar com ZECA PAGODINHO e reencontrou ERASMO CARLOS. Não é mais a mesma pessoa triste e abatida que era vista desde a morte de sua mulher, MARIA RITA, em 19 de dezembro de 1999. O “REI” fez uma retrospectiva de sua carreira, cantando sucessos de 60, de 70, de 80 e de 90. ZECA gravou sua participação em um palco nos estúdios da GLOBO. Os dois foram acompanhados pela banda do sambista, comandada pelo seu maestro, PAULÃO SETE CORDAS, e por EDUARDO LAGES, o de ROBERTO. Em clima de emoção, ZECA presenteou ROBERTO com um exemplar de sua biografia, lançada recentemente. Outro destaque foi o dueto com ERASMO CARLOS, parceiro de ROBERTO em muitas das suas composições. Eles cantaram “ALÉM DO HORIZONTE” e “AI, QUE SAUDADES DA AMÉLIA”, de MÁRIO LAGO. ERASMO, que participou do espetáculo pela última vez em 1998, fez dois solos no show além de “É PRECISO SABER VIVER”. Como em 2002, quando um vídeo ilustrava “SERES HUMANOS”, houve clipes para as músicas novas. Um deles, o da romântica “PRA SEMPRE”, reunindo imagens de casais famosos como TONY RAMOS e sua mulher, LIDIANE, e MALU MADER e TONY BELOTTO. Outro, feito às pressas, foi o de “ACRÓSTICO”, homenagem explícita a MARIA RITA. ROBERTO CARLOS apareceu ao piano, como quando compôs a canção.  O videoclipe de “CADILLAC”, que também foi gravado nos estúdios da GLOBO, mostrou ROBERTO dirigindo seu próprio carro. A base do programa foi o show de 6 de dezembro, no estádio do MARACANÃZINHO. Cerca de dez mil pessoas estavam na platéia e cantaram com ROBERTO a música “COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”.

Depois do ESPECIAL ROBERTO CARLOS, assisto no SBT o filme “A CELA”, de 2000. Direção de TARSEM SING, com JENNIFER LOPEZ e VINCE VAUGHN. Em uma fazenda abandonada, CARL STARGHER, um psicopata cruel, construiu uma câmara para onde leva suas vítimas. Quando o FBI finalmente consegue capturar STARGHER, ele sofre um violento ataque e entra em coma, sem dar nenhuma pista sobre a localização do cativeiro de suas vítimas. O FBI decide procurar a doutora CATHERINE DEANE, uma terapeuta infantil que utiliza um avançado estudo neurológico que permite entrar na mente de uma pessoa em coma. Como é obvio, vai descobrir onde está o cativeiro, onde uma mulher aprisionada está prestes a morrer afogada.
 
2 004    :    SEGUNDA-FEIRA
Os jornais publicam com destaque a vitória santista. O “ESTADO DE SÃO PAULO” traz na primeira capa: SANTOS É BICAMPEÃO BRASILEIRO”. O DIÁRIO DE SÃO PAULO: “SANTOS É O BICAMPEÃO”. JORNAL DA TARDE: “SANTOS BICAMPEÃO”.
Durante grande parte da manhã desta segunda-feira fico ocupado no computador, registrando os principais fatos do final da semana. Isso somente vou terminar quando são 11:30 horas. Só aí é que vou pensar em ir para o centro da cidade de SÃO PAULO.
SILVA convida alguns oficiais para comemorar os seus 43 anos na AORRPM. Ele está afastado da vida ativa por motivo de saúde mas lembra os bons tempos que trabalhou conosco na área centro, nos anos 1980. Podemos “matar” as saudades e falar sobre a atual situação da PMESP, que aguarda para esse final de ano uma renovação em principais postos da Corporação, a começar do Comandante Geral. A passagem de Comando está marcada para o dia 28 de dezembro, uma terça-feira, quando o CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES entrega o cargo para o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES. Da nova estrutura da PM de 2005 já se sabe o nome daquele que irá ocupar o lugar do SubCmt PM, CORONEL PM PAULO MARINO LOPES.
Jogo “snooker” com o RONALDO, na AORRPM e, quando percebo, já estamos nas 15 horas dessa segunda-feira que voa. Passo então pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Até as funcionárias MÔNICA e LUCIENE lamentam a falta de tato do presidente na Assembléia Geral de 17 de dezembro, quando angariou a antipatia com palavras ásperas e a má vontade para a realização do ato que permitiu a aprovação do novo Estatuto do MMDC. Aguardo a chegada do CORONEL PM MENDES, mas ele não comparece na Sociedade como havia prometido. Não temos notícias do Sr MARCONDES nesta segunda-feira. Por volta das 16 horas, com um calor sufocante, retorno para GUARULHOS.
Estou assistindo os jornais da BANDEIRANTES e da GLOBO quando cai uma forte pancada d´água.

Uma chuva de cerca de seis horas na cidade de RIBEIRÃO PRETO, entre a noite de ontem e a madrugada de hoje – a pior dos últimos quatro anos – desabrigou cerca de 90 pessoas, causou enormes prejuízos, retirou metade da frota do transporte coletivo de circulação, inundou casas, lojas e prédios públicos e provocou um caos no trânsito. O temporal começou por volta das 19 horas e durou até a 1 hora de hoje. O prefeito GILBERTO MAGGIONI decretou estado de calamidade pública.

No ano em que comemora o seu centenário, a FIFA se rendeu ao futebol brasileiro. Foram verde-e-amarelos cinco dos oito troféus concedidos pela entidade aos destaques do esporte em 2004, entre eles o de melhor jogador do mundo. Depois de ROMÁRIO, RONALDO e RIVALDO, RONALDINHO GAÚCHO foi o quarto brasileiro a ganhar esse título, superando o francês THIERRY HENRY e o ucraniano ANDREI SHEVCHENKO. Em 14 anos, é a sexta vez que o prêmio vai para um jogador do BRASIL. Contribuíram para a festa brasileira, o ala FALCÃO, eleito o melhor jogador de futsal do ano, e a seleção brasileira, mais uma vez escolhida a melhor do mundo. Já o carioca THIAGO CARRIÇO foi premiado como o campeão do torneio mundial do jogo de videogame “FIFA SOCCER 2004”. A CBF ganhou ainda o TROFÉU FAIR PLAY da FIFA por ter organizado o chamado JOGO DA PAZ contra o HAITI, em agosto. A única derrota brasileira ocorreu na eleição para melhor jogadora de futebol de 2004. A alemã BIRGIT PRINZ ficou com o título, deixando a americana MIA HAMM em segundo lugar e a brasileira MARTA em terceiro. A festa da FIFA aconteceu hoje em ZURIQUE, na SUÍÇA. Participaram da eleição 157 treinadores de todas as seleções de futebol do mundo, além de 145 capitães. RONALDINHO foi escolhido o melhor por 89 deles, somando 620 pontos. HENRY, do ARSENAL, ficou com 552 e o ucraniano SHEVCHENKO, do MILAN, ganhador do TROFÉU BOLA DE OURO, teve 253.

TEVEZ foi apresentado hoje como primeiro reforço do CORINTHIANS com a parceria com a MSI, nesta noite, quando vestiu a camisa do TIMÃO. Contratado por cerca de 20 milhões de dólares, TEVEZ falou pela primeira vez como jogador do CORINTHIANS, durante festa do programa MESA REDONDA, da TV GAZETA, em que recebeu o prêmio de melhor jogador da AMÉRICA DO SUL, em 2004. O jeito rebelde de TEVEZ pôde ser notado em suas roupas. Enquanto todos os jogadores premiados pelo programa usavam terno e gravata, o argentino deu as caras com uma camiseta preta, uma longa bermuda e sandálias amarradas na parte de trás do pé.
  
A polícia paulista diz que já identificou um dos suspeitos do seqüestro de MARINA DA SILVA SOUZA, mãe do jogador ROBINHO, que ficou 41 dias em cativeiro. CÉLIO MARCELO DA SILVA, de 32 anos, que fugiu da Penitenciária do Estado, em novembro de 2003, é suspeito de comandar o crime. SILVA – conhecido pelos apelidos de BIN LADEN e CELINO – fugiu da prisão por um túnel. Ele é procurado pela polícia por diversos crimes, entre eles roubos, homicídios e seqüestros. O suspeito teria sido ligado ao seqüestro de MARINA a partir de semelhanças na forma com que negociava com parentes das vítimas o pagamento do resgate.

O ator RAUL CORTEZ, de 72 anos, se recupera bem da cirurgia a que foi submetido para a retirada de um tumor no duodeno, região entre o pâncreas e o intestino delgado. Ele deixou a UTI do Hospital SÍRIO LIBANÊS, na Capital, durante o final de semana e já foi transferido para o quarto. RAUL caminha pelos corredores do hospital, fala normalmente e está animado com a rápida recuperação. Ele estava internado na UTI desde a madrugada de quinta-feira, dia 16 de dezembro, quando terminou a cirurgia.

Um acidente envolvendo um ônibus e um caminhão MERCEDES BENZ, carregado de abóboras, resultou na morte de 18 pessoas e ferimentos em outras 30. A colisão ocorreu ontem à noite, por volta das 22:30 horas, na BR-101, km 177, em CANGUARETAMA, a 80 km ao sul de NATAL, próximo à divisa com a PARAÍBA. O motorista do caminhão, AGTÔNIO MARLOS GOMES DE LEMOS, de 33 anos, e seu filho ÂNDERSON, de 11 anos, morreram no local, assim como 16 das pessoas que ocupavam o ônibus, incluindo o seu motorista, FRANCISCO JOSÉ ARAÚJO.

A Polícia Civil da BAHIA prendeu hoje o caseiro BERNARDINO DO ESPÍRITO SANTO FILHO, de 30 anos, que matou a estudante de pedagogia MARIA CLÁUDIA DEL ISOLA, de 19 anos, cujo corpo foi enterrado em sua própria casa em BRASÍLIA. BERNARDINO bebia cerveja numa barraca na praia do CORSÁRIO, em SALVADOR. O caseiro contou com a ajuda da empregada doméstica ADRIANA DE JESUS SANTOS, de 20 anos, para estuprar e matar a estudante da Universidade de BRASÍLIA, em 9 de dezembro. A empregada, que seria sua namorada, contou em depoimento que receberia mil reais pela participação no crime.

O Ministério Público Federal entrou hoje com uma ação civil pública que pede a imediata paralisação da reforma da parte interna da ESTAÇÃO DA LUZ, no centro de SÃO PAULO, pois ela estaria descaracterizando e mutilando o prédio, que é tombado. Os trabalhos em andamento são do projeto ESTAÇÃO LUZ DA NOSSA LÍNGUA, capitaneado pela FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO e orçado em 30 milhões de reais. Ele prevê a construção de galeria multimídia, sala de consulta a acervos digitais de várias instituições e um auditório, entre outras obras. O advogado da fundação disse lamentar muito a iniciativa do Ministério Público.

O recuo da cotação do dólar em relação ao real vai frear o crescimento das exportações e reduzir o saldo da balança comercial no ano que vem, previu hoje o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, LUIZ FERNANDO FURLAN. Hoje o dólar teve nova queda, de 1,29%, fechando em R$2,676, menor nível em quase dois anos e meio, apesar de nova intervenção do BANCO CENTRAL, em valor estimado em vinte milhões de dólares.

O Tribunal Regional Eleitoral suspende a diplomação do prefeito de MAUÁ, LEONEL DAMO, tornando sem efeito o ato autorizado pela juíza eleitoral da cidade, IDA INÊS DEL CID. Assim, continua indefinido o nome do novo prefeito do município, a 12 dias do fim do atual mandato, e perdura a briga judicial entre DAMO e seu adversário, MÁRCIO CHAVES.

O herdeiro do trono da INGLATERRA, príncipe CHARLES, quer se certificar de que CAMILLA PARKER BOWLES levará uma vida de rainha mesmo que nunca se casem, por isso colocará à disposição da amada um fundo de pensão de 15 milhões de euros (55 milhões de reais). Desse dinheiro, CAMILLA, de 57 anos, receberá 600 mil euros por anos, e o resto será seu no caso de o príncipe de GALES morrer antes dela.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, admitiu hoje que as FORÇAS ARMADAS do IRAQUE, treinadas pelos americanos, não estão em condições de garantir a segurança do território. BUSH preparou o espírito da população dos EUA para mais violência e mais baixas entre as tropas antes e depois das eleições do IRAQUE, em 30 de janeiro. Desde o início da guerra, o número de soldados americanos mortos passa de 1.300.

20 DE DEZEMBRO DE 2005   :   -    TERÇA-FEIRA
A luta pelo TÚNEL NOVE DE JULHO sossegou um pouco nesta terça-feira. MARIA CECÍLIA comunica-me a adesão do INSTITUTO DE ENGENHARIA ao nosso Movimento. Também manda um e-mail (a internet voltou a funcionar na rede da BIG TV somente por volta das 10:30 horas) relatando a mensagem mandada pelo racista DUAILIBI. Esse sujeito é um ferrenho defensor da colônia sírio-libanesa e vê em tudo perseguição aos semitas. Deve ser um elemento esclerosado, maluco mesmo, face suas idéias arrevesadas. Faz bem a professora MARIA CECÍLIA não responder a esse elemento desqualificado.
Participo da reunião normal no MMDS. Recebo um telefonema do GESOFATO, da BAHIA. Fala da megaoperação de combate a cargas e eu exponho meus pontos de vista. CARMELO, que inventou esse plano para janeiro, não gostou de minha intervenção. Exigi mesmo a minha participação direta, pois assim estaremos impedindo quaisquer meios de corrupção. CARMELO volta atrás e acha melhor não acontecer a megaoperação. Por quê será que ele desiste do plano?
GINO STRUFFALDI manda-me, por e-mail, um artigo elaborado pelo CARRARO e corrigido por ele. Não vem hoje ao MMDC. Por sua vez, o CORONEL MENDES passa pela Sociedade, mas tem outros afazeres. Dessa maneira posso acompanhar o trabalho do PEDRO em fazer a rede com os dois computadores novos, inclusive instalando a impressora-scanner que a Sociedade ganhou do ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. O PEDRO consegue puxar um ponto da internet para o computador instalado no meu gabinete de trabalho. Ele também faz a instalação de um gravador de CDRW.
Tudo isso demora um tempo razoável. Vamos deixar a Sociedade por volta das 18:30 horas. Ele transporta a LUCIENE até a estação BRESSER de metrô e me conduz até em casa.

Em ritmo de campanha e com bom humor de candidato, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que um período de quatro anos é pouco para governar e “uma eternidade” quando se está na oposição. Ao visitar as obras de reforma do aeroporto de MACAPÁ, LULA afirmou que a disputa eleitoral de 2006 não pode virar guerra. Mas já avisou que tentará antecipar as inaugurações de obras, evitando que os adversários, caso vençam as eleições, colham os frutos do seu governo.  Na maratona de solenidades em MACAPÁ o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA visitou as obras de ampliação do aeroporto da cidade. Com gasto estimado em 113 milhões de reais, o novo terminal deverá atender 700 mil passageiros por ano. LULA também inaugurou um hospital da REDE SARAH que já funciona desde novembro. A construção do centro de reabilitação voltado para crianças começou há 16 anos. Só nos últimos três anos, o governo repassou um bilhão de reais para concluir as instalações. Ainda no AMAPÁ, o presidente lançou a pedra fundamental de um terminal pesqueiro no município de SANTANA, distante 24 quilômetros da capital. LULA ainda garantiu o repasse de 6 milhões para a reforma do Estádio ZERÃO, no centro de MACAPÁ.

Depois de prender o comerciante LAW KIN CHONG, em junho de 2004, a Polícia Federal resolveu ir atrás da família e do bolso do homem apontado como o maior contrabandista do País. A Diretoria da Inteligência da PF conseguiu na Justiça o bloqueio de três shoppings na região central de SÃO PAULO usados pelo esquema de LAW. Um deles é o Shopping 25 de Março. Os demais ficam no PARI e no BRÁS. Hoje, a PF encerrou a OPERAÇÃO CREPÚSCULO, planejada para ser a pá de cal nos negócios de LAW. Sete pessoas foram detidas e há dez foragidos. Essa operação foi iniciada no sábado, com a prisão de MIRIAM LAW, mulher do contrabandista. Os 70 agentes mobilizados prenderam três advogados, um contador, um despachante aduaneiro e um funcionário do comerciante.

A torcida tricampeã mundial mostrou hoje o tamanho de sua paixão. O SÃO PAULO, literalmente, parou SÃO PAULO. O desfile dos jogadores que derrotaram o LIVERPOOL na final do MUNDIAL DE CLUBES foi uma das mais impressionantes mobilizações populares da história recente da cidade. Milhares de tricolores foram às ruas para tirar uma foto dos ídolos, ou receber um aceno que fosse, ainda de bem longe. Um dia que, para os são-paulinos, poderia não ter acabado. A delegação colocou os pés em terras paulistas às 6:30 horas, no Aeroporto Internacional de GUARULHOS, onde foi recepcionada por cerca de cinco mil torcedores. Começou ali a maratona da alegria, encerrada somente às 17:30 horas no MORUMBI.

O VATICANO reconheceu um milagre ocorrido por intermédio do PADRE EUSTÁQUIO VAN LIESHOUT, em BELO HORIZONTE, em 1962. A promulgação do decreto sobre o milagre já foi autorizada pelo PAPA BENTO XVI. Esse reconhecimento conclui o processo de beatificação do missionário holandês e, teoricamente, abre caminho para a santificação. Hoje foi revelado que a cura milagrosa apresentada no processo de beatificação foi em favor do padre GONÇALO BELÉM ROCHA, que tem 81 anos e vive na capital mineira. De acordo com JOSÉ VICENTE DE ANDRADE, biógrafo do padre EUSTÁQUIO, em maio de 1962, o padre GONÇALO, então com 39 anos, descobriu ter um tumor na laringe. Sua única chance seria se submeter a uma cirurgia, mas sem garantir de cura. Na época, o padre GONÇALO foi estimulado pelo então arcebispo d. JOÃO RESENDE COSTA e seu bispo auxiliar, o hoje cardeal d. SERAFIM FERNANDES DE ARAÚJO, que recorresse à intercessão do padre EUSTÁQUIO. Na véspera da delicada cirurgia para remoção do tumor, os médicos não acharam nenhum sinal da doença. O milagre foi atribuído ao padre holandês.
Hoje, após a notícia, vários jornalistas se concentraram em frente à casa do pároco. Mas o homem apontado como beneficiário do milagre evitou a imprensa. Por telefone, o religioso admitiu a “boa notícia” ao jornal “ESTADO”, mas disse que irá aguardar o retorno do padre LÚCIO DUMONT PRADO – vice-postulador da causa de beatificação, que hoje estava em viagem – para falar.

A aposentada IOLANDA FIGUEIRAL DE JESUS, de 79 anos, doente terminal de câncer e condenada a quatro anos de reclusão em regime integral por tráfico de drogas, irá passar o Natal com os parentes, em CAMPINAS. IOLANDA obteve o direito de aguardar em liberdade o julgamento da apelação feita pelo advogado RODOLPHO PETTENÁ FILHO. A liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça de SÃO PAULO e a aposentada deixou ontem à noite a Penitenciária Feminina de SÃO PAULO. No recurso, o advogado lembrou que esse será o último Natal de IOLANDA com a família. Ela tem câncer no intestino e irá reiniciar amanhã o tratamento no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de CAMPINAS (UNICAMP). A neta CLÁUDIA REGINA PEREIRA disse que a avó tem entre seis e oito meses de vida. Ela foi buscar IOLANDA em SÃO PAULO e contou que chegou em casa por volta da meia-noite. CARLOS ROBERTO DE ALMEIDA, de 40 anos, foi condenado pelo mesmo crime, junto com a mãe. Segundo PETTENÁ FILHO, em fevereiro o Tribunal de Justiça irá avaliar se confirma a liminar e se estende para ALMEIDA. Ele explicou que na apelação solicitou um novo julgamento, mas a decisão do Tribunal sobre isso deve demorar pelo menos um ano. Apontou que IOLANDA não deve resistir até lá. 

REJEITADO por 23 votos a 16 o pedido de cassação de mandato do deputado estadual JOSÉ NOBRE GUIMARÃES, irmão de JOSÉ GENOÍNO, ex-presidente do partido. GUIMARÃES ficou conhecido pelo escândalo da cueca, quando seu ex-assessor JOSÉ ADALBERTO VIERA DA SILVA foi preso em flagrante com 200 mil reais em uma mala e outros 100 mil dólares na cueca. 

MORREU nesta terça-feira a pintora, desenhista, escultora, gravadora e artesã de jóias brasileiras PESCE ROSENBLIT, nascida em 1926, em SOROCA, ROMÊNIA. PESCE freqüentou a escola de artesanato do MUSEU DE ARTE MODERNA, além de cursos de desenho, gravura e cerâmica. A partir de 1957 participou de diversas exposições brasileiras, sendo várias vezes premiada.

2 006  :   -    QUARTA-FEIRA
De acordo com o Edital abaixo, haverá eleição de diretoria na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 
Pelo presente edital, ficam convocados todos os integrantes da “SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC” de São José do Rio Preto, que estejam quites com os cofres da Sociedade e absolutamente em dia com todas as suas obrigações associativas, para se reunirem em Assembléia Geral Ordinária a ser realizada na sede social da entidade, localizada no salão nobre “General Júlio Marcondes Salgado”, edifício do Comando do CPI-5 à Avenida dos Estudantes n º 1.980 nesta cidade, as 17:00 horas do próximo dia 20 de dezembro de 2.006, para decidirem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:
I –     Eleição da Diretoria Executiva para o biênio 2.007/2008;
II –   Eleição do Presidente e membros do Conselho Consultivo e Fiscal para o
         Biênio 2.007/2.008;
III – Outros assuntos relevantes de interesse da Entidade.
Nos termos do artigo 29 dos Estatutos Sociais, não havendo número para decidir em primeira chamada, será feita nova chamada meia hora depois, no mesmo local e data.
São José do Rio Preto, 20 de novembro de 2.0006.

Dr RUBENS MARTINS GODOY
Presidente da Diretoria Executiva

Esta é uma data de temperatura muito alta. LUCINDA queixa-se de dores nas pernas. Levantou às 5 horas e não pára com os afazeres da casa. O CABO PM JOÃO GOMES e seus amigos da música rumam para os ALPES da Cantareira onde o 43 º BPMM faz a sua festa de confraternização. Eles irão animar esse encontro dos componentes do batalhão onde o JOÃO GOMES trabalha. Em minha biblioteca, procuro espaço para os livros de minhas memórias que serão impressos em 2007. Com isso, os que contam minha vida em 2003 e 2004 vão para a HEMEROTECA VENTURA.
Sofrível a viagem para a cidade de SÃO PAULO. Chego cansado no MMDS e deixo os trabalhos para o CARBAIA, que mostra mais disposição do que eu.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos ter hoje o último expediente do ano. Somos poucos: CORONEL MENDES, CORONEL ARY CANAVÓ, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. Recebemos vários telefonemas. As pessoas se desculpam por não poderem estar conosco neste dia do encontro das quartas-feiras. O balanço do Jantar de Confraternização realizado em 18 de dezembro deu um lucro que permite distribuir uma certa quantia entre as funcionárias LILIAN e LUCIENE e a diarista GENILZA. Reunimo-nos por volta das 16:30 horas e fazemos as despedidas de 2006. 
CORONEL MENDES tem pressa em ir para a sua casa. O carro seu está no conserto e ele usa o da esposa. O trânsito e a chuva que cai atrapalha o seu retorno. Ele me deixa na ARMÊNIA.
Hoje está sendo inaugurado o TERMINAL ARMÊNIA NORTE. Agora pode chover a vontade que o abrigo construído deixa os passageiros em situação boa. Antes, a espera do ônibus era realizada embaixo de chuva quando acontecia essa situação de hoje.
Em GUARULHOS, ao descer do ônibus, na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, observo que estão colocando o logotipo do banco ITAÚ no prédio construído recentemente. Pintaram de branco a fachada e o vermelho da marca registrada da agência bancária fica ressaltada.
Levo mais volumes de minhas memórias de 2004 para a HEMEROTECA VENTURA. Lá, o ALEMÃO conserta um sofá.
CABO PM JOÃO GOMES retorna dos ALPES DA CANTAREIRA bastante cansado. Conta que até o TENENTE-CORONEL PM DUTRA, Comandante do 43º BPMM, chegou a cantar, enquanto ele, CABO PM JOAO GOMES, estava dedilhando a música no violão.
Até tarde da noite permaneço registrando no computador as notícias dos últimos dias.

Do lado de fora, chuva. E dentro do Aeroporto de CONGONHAS, na zona sul, um mar de passageiros, pilhas de malas e carros de bagagem transbordavam para o lado de fora do check-in. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), dos 1.202 vôos programados entre 0 h e 17 h de hoje, houve atrasos em 501 e 39 foram cancelados. Quem esperava para viajar teve dificuldades para obter informações.

A menina MILENA CRISTINA DA SILVA SANTOS, de 3 anos, teve morte cerebral confirmada por volta das 12 horas. A garota teve uma convulsão e parada respiratória após extrair um dente na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, na clínica SORRIDENTS, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ela estava em coma na UTI do Pronto-Socorro da cidade. A família, que acusa a dentista DANIELA MOUTINHO de negligência, doou os órgãos da criança. A clínica ficará fechada amanhã por luto. O tratamento da criança foi feito com uso do anestésico LIDOSTESIM, de uso proibido desde o dia 27 de novembro.

Seqüestrado na noite de 18, segunda-feira, quando chegava em casa, na Chácara SANTO ANTÔNIO, zona sul de SÃO PAULO, o arquiteto SÉRGIO PAULO ALVES DOS REIS, de 38 anos, foi libertado hoje pela manhã por policiais militares, em HELIÓPOLIS, também na zona sul. Ele seguia com os criminosos para uma agência bancária, onde sacaria parte do dinheiro do resgate. Mas um dos bandidos chamou a atenção do PM EVERTON ALMEIDA DA SILVA, do 3º BPMM, que fazia ronda.
“Havia cinco pessoas em um PÁLIO vermelho e, quando nos aproximamos, vi um dos criminosos apertar o pescoço da vítima, que estava sentada no meio de um casal, no banco de trás”, conta SILVA.
O PM ADJAN DOS SANTOS PESSOA, que dirigia o carro da polícia, deu sinal com o farol e o motorista do PÁLIO parou. Porém, quando os PMs desciam para fazer a abordagem, o seqüestrador acelerou para fugir. Pelos cálculos dos PMs, foram pelo menos 30 minutos de perseguição pelos bairros do IPIRANGA e HELIÓPOLIS, até que o PÁLIO, desgovernado numa curva, bateu em dois automóveis e uma moto. No acidente, o motoboy JEAN CARLOS SANDES, de 27 anos, fraturou a perna e o tornozelo esquerdos. 

Sem consenso sobre quanto devem receber, deputados e senadores adiaram hoje à noite para 2007 a decisão sobre o reajuste de seus salários. Depois de mais de quatro horas de reunião, os deputados não conseguiram chegar a um acordo sobre a porcentagem de aumento nem sobre as propostas que extinguem a verba indenizatória de R$15 mil mensais (para custear despesas de gabinete e de transporte) e acabam com o pagamento do 14º e 15º salários. No Senado, nem houve reunião. A única proposta de aumento salarial entregue à Mesa para votação estipula o salário dos parlamentares em R$16.500,00, mas ela não recebeu regime de urgência – os trabalhos no Congresso este ano serão encerrados no dia 22 de dezembro e dificilmente haverá quorum para apreciar qualquer projeto sobre o qual não haja consenso. As sessões serão retomadas em 1 º de fevereiro. A proposta do fim da verba indenizatória foi decisiva para adiar a votação, porque a extinção dela não é consensual entre os partidos. Pela primeira vez, o presidente da Câmara, ALDO REBELO, admitiu que ficou sozinho na defesa do salário de R$24,5 mil para deputados e senadores, apesar de a iniciativa ter sido também do presidente do Senado, RENAN CALHEIROS.

O sermão contra o aumento de 90,7% nos subsídios dos congressistas, que vem sendo repetido em várias igrejas do país, chegou hoje aos salões do Congresso. Convidado para celebrar a missa de Natal do Legislativo, dom JOÃO BRAZ DE AVIZ, aproveitou para condenar o aumento e dizer que políticos e magistrados estão preocupados apenas com seus interesses, ignorando as necessidades da população. Ele falou a uma platéia que incluía os presidentes do Senado, RENAN CALHEIROS, e da Câmara, ALDO REBELO.

O juiz da 2ª Vara Criminal de BRAGANÇA PAULISTA, MARCO MATTOS SESTINI, aceitou hoje a denúncia contra o serralheiro JOABE SEVERINO RIBEIRO, de 36 anos, e o eletricista LUÍS FERNANDO PEREIRA, de 37, acusados de matar queimada uma família da cidade – pai, mãe e filho de 5 anos – no dia 10 de dezembro, após roubo na loja onde trabalhavam duas vítimas. Os dois foram presos no último dia 12, depois que a vítima L., de 27 anos, reconheceu os criminosos pro meio de fotografia. Hoje, o estado de saúde dela, que teve 70% do corpo queimado, piorou. Segundo o último boletim médico, o quadro clínico é “grave, crítico e instável”.

Dois jovens foram libertados ontem, após ficarem presos durante 13 meses mesmo sem provas da acusação que sofrem – de que roubaram um celular. Eles ainda não foram julgados. Em 25 de novembro de 2005, uma mulher foi roubada por dois homens, de moto, num ponto de ônibus de TABOÃO DA SERRA. Após o assalto, a vítima entrou no hipermercado EXTRA, situado ao lado para comunicar à família que havia sido assaltada. Foi quando viu o professor de música ÂNDERSON DE FARIA, de 22 anos, e o técnico em informática EVANILSON ROCHA DE SANTANA, 21 anos. Os amigos tinha ido ao hipermercado comprar CDs e DVDs.
Para a vítima, a dupla era a mesma que havia levado seu celular, minutos antes. Ela os denunciou aos seguranças do hipermercado. Depois, a vítima reconheceu novamente a dupla pelo circuito interno de vídeo. Eles foram detidos e levados à delegacia.
“Nenhum de nós sabe dirigir moto. Sem contar que o único celular que eu tinha era o meu, que nem havia terminado de pagar”, diz SANTANA.
Após passar dois dias na delegacia de TABOÃO DA SERRA, eles foram transferidos para o CDP de ITAPECERICA DA SERRA, de onde puderam sair somente ontem.
A única prova que havia contra eles era o reconhecimento da vítima, que durante uma audiência em setembro, mudou de idéia e afirmou não ter certeza de que eram eles. Mesmo sem provas, eles continuaram presos por mais três meses, porque “o juiz disse que a vítima titubeou na hora do reconhecimento”, afirmou SANTANA. Ambos, não tinham antecedentes criminais. Eles tinham ido a TABOÃO para se inscrever em um curso de informática e passaram pelo hipermercado.

20 DE DEZEMBRO DE 2007     :      -    QUINTA-FEIRA
SECRETARIA DA CÂMARA
MESA DA CÂMARA
ATO 1012/07
Recebe em doação placa comemorativa alusiva à Revolução Constitucionalista de 1932, e dá outras providências.
CONSIDERANDO o 75º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, importante evento da história Paulista, cuja memória deve ser mantida viva como estímulo ao civismo e à participação política das novas gerações,
A Mesa da Câmara Municipal de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, RESOLVE:
Art. 1º Aceitar a placa comemorativa alusiva a Revolução Constitucionalista de 1932, doada sem encargos pelas seguintes entidades: Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C., Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo e Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.
Parágrafo único. O bem doado consiste em uma placa de aço inoxidável, nas dimensões 80 cm x 60 cm, com a inscrição:
“No Paço Municipal, o passo do soldado constitucionalista é marco da democracia e marca da dignidade de um povo que soube lutar e morrer em defesa da Lei.
Paulo Bomfim”
Art. 2º A placa comemorativa doada será fixada nas dependências do Palácio Anchieta, no andar térreo, na parede frontal do edifício, do lado direito de quem da rua olha, ao lado do controle dos elevadores, em evento comemorativo a realizar-se no dia 20 de dezembro de 2007, às 11 horas.
Art. 3º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
São Paulo, 18 de dezembro de 2007.


Depois de um intenso trabalho do JOSÉ D´AMICO, quase ocupando o tempo normal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nesses últimos dias, finalmente veremos hoje a inauguração da placa alusiva ao Jubileu de Diamante, no hall de entrada da Câmara Municipal.
Passo pela Sociedade, antes de ir para o local do descerramento da placa. Na Câmara Municipal, por volta das 10:30 horas, encontro o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, WÁLTER TAVERNA, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES e, depois, muita gente que vem para esse ato. A Mesa de Trabalhos, dirigida pelo vereador AURÉLIO NOMURA, fica composta das seguintes pessoas: PAULO BOMFIM, vereador TONINHO PAIVA, RENATA MARÍLIA RIBEIRO DA LUZ, GINO STRUFFALDI, OSVALDO DIANA, WÁLTER TAVERNA, HERNÂNI DONATO, JOSIVAL PEIXOTO, JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, LUIZ GONZAGA BERTELLI, PAULO NATHANAEL PEREIRA DE SOUZA, VIVIANO FERRANTINI, TENENTE FÁBIO NAKAHARADA, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL PM Ref MÁRIO FONSECA VENTURA. Também estão presentes: MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, CORONEL ARY CANAVÓ, ÂNGELA BARCELLOS, dois tenentes representantes do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA, MARGARIDA ROSA, CORONEL PM Ref LUIZ NAKAHARADA. Dona MARIETTA MIGLIANO, viúva do MAJOR PM Ref THEODORO MIGLIANO (que participou da Revolução Constitucionalista), faz questão de ser anunciada pelo cerimonial. O mesmo acontece com ANTÔNIO ROBERTO MÖES, filho do veterano ADRIANO HAMILTON MÖES.
Falam sobre o ato: vereadores NOMURA e TONINHO PAIVA, o poeta PAULO BOMFIM, JOSÉ D´AMICO. RENATA recita “MINHA TERRA! MINHA POBRE TERRA!. GINO STRUFFALDI declama “OS JOVENS DE 32”. São entregues plaquetas individualizadas com os dizeres do poeta PAULO BOMFIM, constantes da placa a ser descerrada a seguir. 
Terminada a solenidade, vamos comentar com várias pessoas o acontecimento histórico desta manhã.
Almoço com alguns oficiais do MMDS e depois vou para a Sociedade. Tratamos da rotina e dos acertos finais para o almoço de confraternização de amanhã, encerrando as atividades da Sociedade neste ano. Nosso companheiro de lutas, CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, não mantém contato conosco nesta data. Também não está no GRANDE ORIENTE, o que causa certa preocupação.

Simples e sorrateiro. Se não fosse crime, seria genial. Se não houvesse tantas falhas na segurança, o MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO – MASP – não seria vítima do maior assalto da história da instituição, ocorrido nesta madrugada. Detalhe: os bandidos levaram exatos três minutos para roubar duas das mais importantes obras de arte do acervo do museu: “LAVRADOR DE CAFÉ”, de CÂNDIDO PORTINARI e “RETRATO DE SUZANNE BLOCH”, de PABLO PICASSO. O Delegado de Polícia MARCOS GOMES DE MOURA, do 78º DP (JARDINS) assim resumiu o crime: “OBRA DE PROFISSIONAIS”.
Para levar os quadros – cujo valor está estimado entre 100 milhões de reais e 180 milhões – os criminosos usaram “armas” nem um pouco perigosas: um macaco hidráulico, um pé-de-cabra e informações privilegiadas. Era questão de tempo para que as peças fossem levadas. As telas foram carregadas com moldura e tudo. Em 29 de outubro e há quatro dias, bandidos já haviam tentado invadir o museu. Desta vez aproveitaram a troca de turno dos vigilantes (havia três deles) para furtar patrimônio valioso como se tirassem doce de criança.

As famílias de dois PMs acusados de torturar até a morte o adolescente CARLOS RODRIGUES JÚNIOR, de 15 anos, em BAURU, tiveram que sair de suas casas por conta de ameaças que vêm recebendo por telefone e pessoalmente. Os seis PMs que participaram da ação estão presos no Presídio Militar “ROMÃO GOMES”, na capital.
A mulher e os dois filhos adolescentes do PM RICARDO OTTAVIANI, de 34 anos, foram levados pelos advogados para a casa de parentes. Outra família que teve que fugir para a casa de parentes é a do CABO PM GÉRSON GONZAGA DA SILVA, de 42 anos. A mulher e a filha do policial preso foram ameaçados por um homem que foi de moto até a porta da casa do PM. O motociclista teria se identificado como primo do menino morto.

Um edifício da praia de PIEDADE, no município de JABOATÃO DOS GUARARAPES, em PERNAMBUCO, afundou 80 centímetros hoje e ficou inclinado. Houve pânico após o primeiro estalo, às 6:30 horas. Segundo os moradores, foram três estalos fortes. Após o primeiro, eles saíram correndo para a rua, chamando os vizinhos de outros prédios, os blocos A, C e D.
A Comissão de Defesa Civil de JABOATÃO e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA – informaram que o prédio terá que ser demolido. 

O meia CLÉBERSON LUCIANO FROLICH, o CLÉBER, de 31 anos, teve morte cerebral diagnosticada hoje, em SALVADOR, praticamente dois meses após ser internado, em NATAL, vítima de um aneurisma cerebral. CLÉBER sofreu o acidente vascular em 22 de outubro, um dia depois de ver seu time ser derrotado pelo ABC – RN, por 4 a 3. CLÉBER não atuou nesse jogo.

Encerrou a greve de fome, que durou 23 dias, o bispo de BARRA, LUIZ CAPPIO. Ele pretendia obrigar o governo a desistir da transposição do RIO SÃO FRANCISCO. Na quarta-feira, dia 19, soube que o Supremo Tribunal Federal havia autorizado o governo a tocar a obra, desmaiou e foi internado. No hospital, encerrou sua greve de fome tomando água-de-coco. CAPPIO diz ter perdido nove quilos. Em PETROLINA.

SIMONY subiu ao altar, pela segunda vez, nesta quinta-feira, em SÃO PAULO. Durante cerimônia evangélica, a cantora casou-se com o ator MARCELO BAPTISTA. Entre os muitos convidados, estiveram presentes ADRIANA LESSA, NÚBIA OLIVER e ALESSANDRA SCATENA.

Tornou-se a mais longeva monarca da história da INGLATERRA a rainha ELIZABETH II. Ela ultrapassou a marca da rainha VITÓRIA, que morreu com 81 anos, 7 meses e 29 dias. Em LONDRES.

2 008     :   -   SÁBADO
Nasce o neto de meu primo SARGENTO PM Ref RENATO VENTURA, filho do LEANDRO, JOÃO VICTOR PERES DE CAMPOS VENTURA.

Levanto muito tarde. Uma gripe me pegou de jeito e o corpo está todo dolorido. LUCINDA conta que o IAGO, que ontem se apresentava febril, está com catapora. Mais tarde o CARLOS, meu irmão, faz uma ligação telefônica para dizer que nasceu o neto de nosso primo 2º SARGENTO PM Ref RENATO VENTURA. Ele é filho do LEANDRO. JOÃO VICTOR nasceu na Santa Casa de SUZANO, às 13:30 horas. MARIZETE passa um e-mail com esses dados. Mando uma resposta para ela e também para o LEANDRO, pai do garoto.
Nossa casa está toda revirada. A pintura que está sendo executada pelo irmão da LUCINDA, o JOSÉ, faz com que os objetos sejam colocados principalmente na minha biblioteca. Isso deverá continuar durante os últimos dias de 2008.
Consigo consertar a “lerdeza” do computador, jogando um antivírus. Agora parece que tudo voltou à normalidade. Tive de substituir o DVD, que foi corrompido. Conforme as horas vão passando, nesta noite, vou piorando da gripe, principalmente com uma brava coriza.

Em apenas dois dias, pelo menos 27 ônibus foram apedrejados em GUARULHOS; os ataques deixaram três pessoas feridas, uma delas em estado grave. Uma mulher de 24 anos foi atingida por uma pedra e teve o maxilar quebrado. A maioria dos veículos são da Viação Transguarulhense.

Os jurados impediram que o americano EVANDER HOLYFIELD realizasse hoje seu sonho de sagrar-se campeão mundial dos pesos pesados pela 5ª vez (já havia vencido em 1990, 93, 96 e 2001), aos 46 anos, diante do gigante russo NIKOLAI VALUEV, de 2,13 metros, 140 quilos e 35 anos. A luta em ZURIQUE, na SUÍÇA, valia o cinturão da Associação Mundial de Boxe.
Ao final do combate, visivelmente decepcionado com a decisão dos jurados, HOLYFIELD não sabia dizer se vai abandonar o boxe ou se vai continuar tentando ganhar a vida nos ringues. O pugilista vive problemas financeiros, inclusive quase sendo preso por atrasar pagamento de pensão alimentícia a um de seus nove filhos, fruto de um de seus seis casamentos. Pelo duelo de hoje, HOLYFIELD recebeu 750 mil dólares (R$1,7 milhão). “Agora vou para casa pensar”, limitou-se a dizer após a luta.

A estudante de direito ISABELLA BARACAT NEGRATO, de 20 anos, que fazia um cruzeiro para universitários entre SANTOS e RIO DE JANEIRO, morreu depois de se sentir mal na tarde de ontem em ILHABELA, no litoral norte da capital. Segundo a armadora MSC, responsável pela embarcação, ISABELLA foi atendida no centro médico do navio, mas morreu em terra, quando desembarcava para ser encaminhada a um hospital. O boletim de ocorrência registrado na Delegacia Central de ILHABELA informa que a jovem faleceu a bordo do navio. A causa da morte não foi divulgada.
A MSC OPERA havia partido de SANTOS na quinta-feira, dia 18, com 1.800 passageiros. O navio fez escala em ILHABELA e seguia para o RIO. Por meio de nota, a MSC informou que ISABELLA começou a se sentir mal por volta das 16:30 horas de ontem. “O médico responsável, vendo a situação delicada, solicitou o desembarque imediato, porém o passageiro veio a falecer durante o desembarque”, informa a nota. A estudante morreu às 17:20 horas. O caso é investigado pelas polícias civil e federal, já que ocorreu na jurisdição marítima.
ISABELLA estudava Direito na Instituição TOLEDO DE ENSINO, em BAURU, onde também morava. Era a mais velha de duas filhas do endocrinologista CARLOS ANTÔNIO NEGRATO. Por telefone, o primo da estudante, ROGÉRIO NEGRATO CASTRO, contou que ISABELLA era saudável e não apresentava nenhum comportamento de quem usava drogas.

A adolescente NATHÁLIA LEITE DE JESUS PEREIRA, de 14 anos, foi morta supostamente pelo ex-namorado dentro de um pet shop no JARDIM ROMANO, no ITAIM PAULISTA, na tarde de ontem. JOSÉ OLÁLIO BATISTA FILHO, de 23 anos,  não foi capaz de aceitar o fim do namoro com a jovem.
Por volta das 18 horas, JOSÉ OLÁLIO encontrou NATHÁLIA na loja, na Avenida TOMÁS LOPES DE CAMARGO. Ele a chamou para conversar e os dois acabaram discutindo. A polícia acredita que NATHÁLIA tentou fugir ao perceber que o rapaz estava armado. Não deu tempo. Ela foi atingida na cabeça por um disparo de revólver calibre 38. A arma do crime foi abandonada em uma calçada da avenida, a cerca de 20 metros do pet shop.

A ameaça de ataque terrorista a uma loja de departamentos em PARIS pode abreviar a passagem do presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, e sua mulher, a cantora italiana CARLA BRUNI, pelo BRASIL, que começa na segunda-feira, dia 22. SARKOZY vem ao país para, na qualidade de presidente em exercício do Conselho Europeu, presidir a reunião de cúpula entre UNIÃO EUROPÉIA e BRASIL, no RIO. Além dele, participam os presidentes do BRASIL, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, e da Comissão Européia, o português JOSÉ MANUEL DURÃO BARROSO. A agenda oficial termina no dia seguinte, com entrevista coletiva.
CARLA quer aproveitar a viagem para se encontrar com seu pai, o empresário italiano MAURÍZIO REMMERT, radicado em SÃO PAULO desde a década de 1970. O encontro está mantido, apesar da situação da FRANÇA. Inicialmente, a idéia era uma ceia de Natal na casa de REMMERT, em SÃO PAULO. A cidade foi praticamente descartada devido à dificuldade de manter um esquema de segurança eficiente e discreto. 

A humorista e primeira mulher do comediante CHICO ANYSIO, NANCY WANDERLEY, de 81 anos, morreu na madrugada deste sábado, em FLORIANÓPOLIS (SC), vítima de insuficiência respiratória. Ela estava internada, havia uma semana no Hospital Governador CELSO RAMOS por causa de um fibrose pulmonar. NANCY morava em FLORIANÓPOIS com LUG DE PAULA, seu filho com CHICO ANYSIO, que ficou conhecido pelo personagem “SEU BONECO”, do programa ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. NANCY atuou em vários filmes, entre eles, O PRIMO CANGACEIRO (1955), com roteiro de CHICO ANYSIO, e NO MUNDO DA LUA (1958), dirigido por ROBERTO FARIAS.

Faleceu neste sábado o diretor de cinema ROBERT MULLIGAN, vítima de problemas do coração, aos 83 anos. Em “O SOL É PARA TODOS” ele recebeu o OSCAR de ator de 1963. Foi o único romance de HARPER LEE, sobre um advogado sulista que dá lições de cidadania aos filhos ao defender um negro acusado de crime – e ameaçado de linchamento – numa cidadezinha racista do sul dos EUA. ATTICUS FINCH (interpretado por GREGORY PECK) é um tipo raro de herói. Não pega em armas, não distribui socos. Sua força é a integridade, que ele transforma em ação
MULLIGAN realiza três grandes filmes de gêneros no final dos anos 1960 e início dos anos 1970: o romântico HOUVE UMA VEZ UM VERÃO, o poderoso western A NOITE DA EMBOSCADA e o terror A INOCENTE FACE DO TERROR. São três grandes, três imensos filmes. O último longa de MULLIGAN, no começo dos anos 1990, NO MUNDO DA LUA, conta a história do rito de passagem de uma garota. Ela vive no mundo da Lua, mas o filme passa-se nos anos 1960 e um homem, NEIL ARMSTRONG, está desembarcando na Lua. MULLIGAN pode ter sido irregular, mas seu saldo é positivo. Filmes como ele fez – os melhores – vivem no coração dos cinéfilos.

A primeira bailarina OLGA LEPESHINSKAYA, que integrou durante três décadas a companhia do TEATRO BOLSHOI na era soviética, morreu neste sábado, aos 92 anos, de uma doença não especificada, dentro de seu apartamento em MOSCOU, enquanto dormia. De uma família nobre, a bailarina nasceu em KIEV, em 1916. Quando tentou entrar na Escola Coreográfica do BOLSHOI pela primeira vez, foi reprovada. A escola admitiu-a pouco depois, em 1925, e OLGA se graduou em 1933, quando ingressou imediatamente ao BALLET BOLSHOI. Rumores constatavam que ela era a bailarina favorita do ditador soviético JOSEF STALIN.

2 009     :        -       DOMINGO
Com certa dificuldade emocional, faço uma ligação para o celular do CORONEL PM MENDES. Conversamos acerca do acidente sofrido pelo seu filho DÉCIO. Ele bateu o carro na sexta-feira e foi socorrido num hospital de ATIBAIA. O MENDES providenciou sua remoção para o Hospital da Cruz Azul e agora ele se encontra na casa do MENDES, com cinco costelas quebradas e tendo levado 32 pontos na cabeça. É um quadro muito ruim para o meu companheiro da Escola de Oficiais.
Nesta manhã tenho problemas com o computador. Somente depois da desinstalação de certos programas de combate a vírus é que melhora o desempenho.

data20 de dezembro de 2009 00:44
assuntoENC: Enviando email: GINO STRUFFALDI Pronunciamento GS homenagem Presidente STJ
Meus amigos estou enviando Trabalho de um HERÓI DA REVOLUÇÃO DE 1932.

O SENTIMENTO DE JUSTIÇA E CIDADANIA QUE EXISTIU NESTES HERÓIS, QUE LEVANTARAM BANDEIRA A UMA CAUSA JUSTA E QUE HOJE, VERGONHOSAMENTE NÃO DAMOS A MÍNIMA SATISFAÇÃO, PARA ASSUNTOS MUITO MAIS RELEVANTES DO QUE LEVARAM ÀQUELES BRASILEIROS PAULISTAS A LUTAR PELOS SEUS IDEAIS.
HOJE NOS CALAMOS E ACEITAMOS AS BARBÁRIES QUE ESTES FALSOS BRASILEIROS QUE SEGUEM A PROFISSÃO DE POLÍTICOS E QUE MUITAS VEZES, NO VESTIBULAR DE SUAS VIDAS, NAS URNAS, COMPRAM SEUS VOTOS E LÁ PERMANECEM, UNS ACOBERTANDO OS OUTROS.
E NÓS, QUE LUTAMOS PARA TRAZER O BEM ESTAR DE NOSSOS FAMILIARES, SOMOS ROUBADOS, PAGANDO ALTÍSSIMOS IMPOSTOS E NADA RECEBER EM TROCA.
NÃO QUE DEVEMOS IR ÀS ARMAS, MAS SIM COMBATER COM UMA ARMA PODEROSA QUE É O VOTO E ESTE, COM TODAS AS GARANTIAS DE QUE AS URNAS ELETRONICAS SÃO SEGURAS, TENHO LÁ MINAS DÚVIDAS. É O POVO DEVERÁ SER UNIDO POR UMA CAUSA JUSTA. SÓ EXISTE UNIÃO PARA CAUSAS INJUSTAS...
VAMOS REFLETIR, VAMOS ACORDAR, O BRASIL É MUITO GRANDE PARA SER DOMINADO POR UM BANDO DE RATOS.
VAMOS ESTUDAR OS VERSOS DO BELÍSSIMO HINO NACIONAL DO BRASIL. NUNCA VAMOS FUGIR A LUTA.
ABRAÇO,
ADEMIR

Vítima de um acidente de trânsito ontem à noite, o cineasta FÁBIO BARRETO, de 52 anos, será submetido a uma série de exames neurológicos amanhã cedo no Hospital COPA D´OR, em COPACABANA. Ele está internado, em coma induzido, e seu estado é muito grave. BARRETO sofreu traumatismo craniano ao capotar sua picape MITSUBISHI PAJERO na Rua REAL GRANDEZA, antes da entrada do TÚNEL VELHO, no sentido COPACABANA, na zona sul do RIO.
O diretor de LULA, O FILHO DO BRASIL, com estréia marcada para o dia 1º de janeiro, foi submetido a uma cirurgia de três horas e meia no Hospital Municipal MIGUEL COUTO, para drenar um hematoma subdural agudo. O neurocirugião PAULO NIEMEYER FILHO, que acompanhou a cirurgia, classificou a intervenção de “salva-vidas”. “Ele chegou ao MIGUEL COUTO com uma contusão temporal extensa, em coma profundo. A equipe médica do hospital fez uma atendimento de excelência que salvou a vida dele.”
Depois de ser transferido para o hospital particular, hoje de manhã, BARRETO foi submetido a uma série de exames. “Seu estado é estável, mas grave”, disse NIEMEYER. A tomografia constatou que a hemorragia está pior do que no dia do acidente. “O que mais nos preocupa e a contusão do lobo temporal dos dois lados. Não estamos preocupados com seqüelas neste momento”, afirmou. “As primeiras 48 horas são fundamentais.”
LUIZ CARLOS, de 81 anos, e LUCY, de 75 anos, pais de BARRETO, chegaram ao hospital de tarde e se juntaram ao filho BRUNO à espera de notícias. DORA PELLEGRINO, ex-mulher e mãe de um dos quatro filhos do cineasta, também esteve lá. BARRETO é casado com a atriz DEBORAH KALUME, com quem tem um filho, JOÃO, de três anos.
Durante a tarde, estiveram no hospital o deputado federal CIRO GOMES e a atriz PATRÍCIA PILLAR, que trabalhou com BARRETO no filme O QUATRILHO, indicado ao OSCAR. O diretor GUEL ARRAES também tentou passar otimismo. “Já passou o primeiro impacto. A primeira noite é mais perigosa. Agora é só orar.” FREI BETO disse que foi ao hospital fazer uma bênção. “Mas está tudo bem.”

Recupera-se bem o menino M.S.A., de dois anos e sete meses, submetido a uma cirurgia na sexta-feira para retirada de quatro agulhas localizadas no coração e no pulmão. O menino teve cerca de 30 objetos do tipo introduzidos em seu corpo pelo ex-padrasto ROBERTO CARLOS MAGALHÃES. Uma boa parte delas encontra-se na região abdominal.
Conforme informações do Hospital ANA NÉRI, em SALVADOR, a recuperação é tão boa que, nesta noite, a equipe médica multidisciplinar que o atende ia se reunir para avaliar a possibilidade de submetê-lo a um novo procedimento cirúrgico ainda na noite de hoje, desta vez para retirada de objetos localizados no abdômen.  Existe uma agulha na bexiga e outras em algumas alças intestinais que precisam ser removidas. O menino passará por uma terceira intervenção, na coluna, com data ainda não definida. A equipe reafirma que algumas agulhas em locais menos perigosos ficarão no corpo do menino.
Em entrevista ao programa “FANTÁSTICO”, da TV GLOBO, ROBERTO CARLOS confessou: queria matar o menino para se vingar da mãe, a doméstica MARIA SOUZA DOS SANTOS, com quem vivia havia cerca de seis meses. “Eu brigava direto com minha mulher. Passava 15, 20 dias de mal com ela e começava a fazer essa palhaçada besta de matar o menino”, conta o padrasto.
Sem demonstrar emoção, deu detalhes do que fazia para imobilizar o menino. “Colocava um pouquinho de vinho mais forte e água e dava ao menino. Ele bebia e desmaiava. Aí, eu colocava as agulhas. Fiz isso duas ou três vezes por semana, durante um mês”, relembra.

Na cadeia desde agosto último sob suspeita de estuprar mais de 60 ex-clientes, o médico ROGER ABDELMASSIH, de 66 anos, deixou para trás uma vida acostumada ao luxo e viu seu patrimônio ser reduzido e seus bens bloqueados pela Justiça. Segundo reportagem exibida no “FANTÁSTICO” a clínica em que ABDELMASSIH trabalhava, num bairro nobre de São Paulo, está com aluguel atrasado há três meses e poderá até ser despejado. Na cidade de AVARÉ, no interior de São Paulo, o médico possuía patrimônio em 18 milhões de reais, mas perdeu quase tudo para pagar dividas.

Símbolo do charme de um centro paulistano que não existe mais, o GRAND HOTEL CA´D´ORO, primeiro cinco estrelas de SÃO PAULO, fechou suas portas hoje, quando as chaves dos dois últimos quartos ocupados foram entregues em um check-out definitivo. “O importante é que encerramos de cabeça erguida, atendendo aos hóspedes sem o serviço perder qualidade”, afirma o recepcionista RICARDO NOÇAIS, de 64 anos, 43 deles a serviço do hotel.
Um dos últimos hóspedes, o empresário italiano MARCO CRIPPA saiu ontem. Ele, que visita a capital paulista quatro vezes por ano desde 1992, só ficava no CA´D´ORO. “Tiraram minha casa de São Paulo”, lamenta. Na noite de sexta, foi servido o último jantar do restaurante. Dos 120 lugares do salão, apenas 22 estiveram ocupados.
Em suas décadas áureas, o hotel – e o restaurante contíguo – era refinado ponto de encontro de autoridades, intelectuais e artistas. O pintor DI CAVALCANTI chegou a morar ali durante alguns meses. O poeta VINÍCIUS DE MORAES (1913-1980) e o escritor norte-americano GORE VIDAL também eram figurinhas fáceis pelos corredores.
Entre os autógrafos orgulhosamente colecionados pela administração do hotel – conseguidos quando os ilustres ocupavam uma suíte ou uma mesa do restaurante – estão nomes como o do poeta chileno PABLO NERUDA (1904-1973), do cientista norte-americano LINUS PAULING (1901-1994), dos escritores JORGE AMADO (1912-2001) e RACHEL DE QUEIROZ (1910-2003), do cantor ROBERTO CARLOS, do apresentador de televisão e empresário SÍLVIO SANTOS e do ex-jogador de futebol PELÉ. Além de políticos, como o estadista francês FRANÇOIS MITTERRAND (1916-1996), o ex-governador paulista MÁRIO COVAS (1930-2001), o rei espanhol JUAN CARLOS I e os ex-presidentes brasileiros ERNESTO GEISEL (1907-1996) e JÂNIO QUADROS (1917-1992).
Quando se submeteu a tratamento médico em São Paulo, o então presidente JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (1918-1999) chegou a despachar de uma suíte no CA´D´ORO. Em 1991, o tenor LUCIANO PAVAROTTI (1935-2007) ocupou um dos luxuosos quartos – que foi totalmente reformado para recebê-lo.   

São Paulo congestionada em pleno domingo. “Essa cidade não tem mais jeito”, reclamou o gerente GERSON SOUZA DE OLIVEIRA, de 30 anos, que saiu hoje de TABOÃO DA SERRA e ficou por 20 minutos completamente parado na MARGINAL DO TIETÊ. O que mais complicou o trânsito foi o desfile da PARADA MÁGICA DISNEY, que exigiu a interdição das Avenidas OLAVO FONTOURA e SANTOS DUMONT, na zona norte. Os bloqueios foram mantidos até as 13:45 horas, mas às 15:30 horas ainda causavam reflexos no Corredor Norte-Sul e na Marginal.
Além do evento, o obra para a ampliação da MARGINAL também teve sua parcela de culpa na lentidão, uma vez que o acesso a algumas pontes está fechado. O evento da DISNEY atraiu um milhão de pessoas, segundo a organização da parada que levou MICKEY e seus amigos para as ruas da zona norte da capital. Por volta das 10 horas, o prefeito GILBERTO KASSAB cortou a fita simbólica, e nove carros e 400 artistas deram início à parada. Os primeiros personagens a aparecer foram PATO DONALD e MARGARIDA.
Em seguida, surgiram os personagens de A BELA E A FERA e de animações mais recentes, como TOY STORY. O ponto alto foi o carro de HIGH SCHOOL MUSICAL, seguido por uma legião de jovens. MICKEY, MINNIE, PATETA e PLUTO encerraram a festa. A atração agora segue para seis capitais e já se cogita um retorno a São Paulo antes do fim de 2010.  

O principal clérigo dissidente do IRÃ, o grande aiatolá HOSSEIN ALI MONTAZERI, morreu hoje aos 87 anos. MONTAZERI foi um dos arquitetos da Revolução Islâmica de 1979, que depôs o xá REZA PAHLEVI, apoiado pelos EUA, mas nos últimos anos passou a criticar os líderes linha-dura que governam o IRÃ, acusando-os de impor uma ditadura em nome do ISLÃ.
Ele esteve entre os opositores que denunciaram fraude nas eleições de julho. Segundo a mídia estatal, MONTAZERI teve um ataque cardíaco. NASER MONTAZERI, sua neta, disse que ele morreu dormindo. Após o anúncio de sua morte, milhares de simpatizantes do clérigo começaram a se organizar para acompanhar o seu funeral, que estava previsto para amanhã.
Nos anos 1980 MONTAZERI foi designado para suceder o líder da Revolução Islâmica, aiatolá RUHOLLAH KHOMEINI, como maior autoridade do país. Pouco depois, porém, ele se desentendeu com KHOMEINI por causa da execução em massa de prisioneiros e não o sucedeu após a morte do líder. MONTAZERI passou cinco anos em prisão domiciliar, até 2002.

Tempestades de neve e frio com temperaturas muito abaixo das esperadas para a época atingiram a EUROPA no final de semana, matando dezenas de pessoas e paralisando o transporte em vários países – inclusive o trem EUROSTAR, que liga FRANÇA e INGLATERRA, cujo serviço foi suspenso pela primeira vez desde sua inauguração, em 1994.

Morreu hoje em LOS ANGELES, aos 32 anos, a atriz norte-americana BRITTANY MURPHY, após uma parada cardíaca. Ela estava em sua casa e foi levada por bombeiros ao hospital CEDARS SINAIS, onde foi atestada a morte. A polícia local abriu investigação para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
A carreira da atriz, nascida em ATLANTA, decolou após ela coestrelar o filme AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS (1995) com ALÍCIA SILVERTONE. A partir de então, participou de mais de 30 longas, entre eles 8 MILE, SIN CITY e GAROTA INTERROMPIDA. Ela também emprestou sua voz para personagens de animação, no filme HAPPY FEET: O PINGUIM e na série de TV O REI DO PEDAÇO.    

O ator norte-americano ARNOLD STANG, que ficou conhecido na TV e no cinema principalmente por seu estilo – óculos pesados, rosto anguloso e sotaque urbano nasalado – morreu neste domingo, aos 91 anos, de pneumonia, em MASSACHUSETTS, EUA. Um de seus papéis mais famosos foi o de SPARROW, parceiro de FRANK SINATRA no filme O HOMEM COM O BRAÇO DE OURO, de OTTO PREMINGER. STANG também tinha atuação forte no rádio, veículo em que começou a trabalhar na adolescência, deu voz a personagens de desenho animado, como o protagonista de MANDACHUVA (1961), e participou de séries como THE COSBY SHOW.

JAMES GURLEY, o principal guitarrista da BIG BROTHER ANDE THE HOLDING COMPANY, banda que lançou JANIS JOPLIN ao estrelato, morreu na CALIFÓRNIA, aos 69 anos. Segundo outros integrantes do grupo, GURLEY morreu neste domingo, em um hospital em PALM SPRINGS, após sofrer um ataque cardíaco. Um dos músicos mais influentes da geração psicodélica que surgiu no cenário musical de SAN FRANCISCO dos anos 1960, GURLEY teve um caso com JOPLIN assim que ela entrou na banda. Chegou a largar a mulher para viver com a cantora, mas voltou para a ex depois que ela invadiu o apartamento do novo casal com o filho e o cachorro. 

2 010         :         -      SEGUNDA-FEIRA
MARLENE é levada pelo seu irmão JOÃO GOMES até o Hospital Municipal de GUARULHOS para avaliação de sua operação do tornozelo. O médico coloca uma tala na sua perna direita e manda retornar no dia 29 de dezembro.
Apesar de estar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC fechada por causa das férias da MARINEI, vou para a cidade de SÃO PAULO depois das 11 horas. Encontro alguns amigos na AORRPM para o almoço de confraternização com o PASSOS DA SILVA. Ele completou 49 anos ontem e sempre reúne as pessoas mais chegadas para esse tradicional almoço. Estão conosco: VICTORIO, COLOMBO, RONALDO e CRISTIANO. Durante um bom tempo podemos discutir muita coisa que merece destaque neste final de ano. A política é um dos pontos que causa repulsa violenta de todos por causa do escândalo do aumento de vencimentos dos deputados em mais de 50%. Eles legislam em causa própria e isso é vergonhoso. O povo está descontente com esse ato escabroso cometido no final de 2010. Depois do almoço eles me acompanham até o MMDC. O FONSECA, aquele rapaz que é irmão da esposa de meu primo SEBASTIAN, lutador, que quer entrar para as fileiras do Exército, vem me trazer uma camisa como presente de Natal. É um gesto carinhoso de sua parte.
O associado SAKOSHIGHE vem nos visitar. Acontece que a Sociedade está fechada. Mesmo assim permaneço no MMDC até às 16 horas. Converso, por telefone, com o CAPITÃO PM NEWTON DE PAULA CAMPOS sobre o pedido do historiador e jornalista de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (data da morte do seu pai, o TENENTE-CORONEL PM NELSON DE PAULA CAMPOS). Recebo um telefonema do MAJOR PM ROCHA, de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ele quer se filiar ao MMDC. Também quem telefona para a Sociedade é dona EDMÉIA, do COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR. Lamenta o fato de estar desativado o núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA.    
Em casa, no final da tarde, passo uma certa angústia com as chuvas que caem, face ao tormento causado ontem quando entrou muita água no quarto onde tenho meu computador e minha televisão. No final a chuva é bem mais fraca que a que caiu ontem. Tudo não passa de um grande susto. 

No dia 18 JÚLIO FRANCO RIBEIRO, irmão do CABO PM SEVERINO FRANCISCO RIBEIRO, solicitou, via Internet, material sobre a morte do cabo. Hoje, dia 20 de dezembro, respondo a ele após consultar minhas memórias:
CARO JÚLIO
Como retirei essa notícia do jornal, na época, pode ser que ainda tenha o exemplar em minha biblioteca. Apenas preciso de tempo para localizar o jornal. Prometo fazer uma pesquisa sobre esse caso lamentável. 
Em 18 de dezembro de 2010 14:38, JULIO FRANCO RIBEIRO <j_ribeiro_2007@hotmail.com> escreveu:
BOA TARDE CORONEL , AO VISITAR SEU BLOGH CONSTATEI QUE O SENHOR FAZ MENÇÃO SOBRE O ASSASSINATO DO MEU IRMÃO O CABO PM SEVERINO FRANCISCO RIBEIRO ( CABO RIBEIRO ) DO 2°BPPMM 4 CIA /2 DE OURO.  EM 29 DE DEZEMBRO DE 1997. POR FAVOR , O SENHOR TEM ALGUM MATERIAL DE ÉPOCA QUE RELATE ESSA OCORRÊNCIA? SE TIVER AGRADEÇO DESDE JÁ. POIS ESTOU MONTANDO UM MEMORIAL. MUITO OBRIGADO E PARABÉNS PELO BLOG.  ABRAÇO FORTE ASS: JÚLIO FRANCISCO RIBEIRO.






PREZADO JÚLIO
Revendo meu diário encontrei no dia 31 de dezembro de 1997, uma quarta-feira, uma notícia que recebi via TV: "o CABO SEVERINO FRANCISCO RIBEIRO, de 38 anos, foi executado pelas costas com 26 tiros. Ele havia mandado muitos bandidos para a cadeia. O CABO SEVERINO recebeu várias medalhas pela sua atuação como PM PADRÃO."
As nomeações do secretariado do governador eleito GERALDO ALCKMIN causaram irritação na cúpula do PSDB e abriram crise no tucanato. Os principais líderes do partido encontraram-se na noite de sábado, dia 18, num evento da Secretaria da Cultura em homenagem ao ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, e criticaram a composição do governo ALCKMIN. Chamaram de “personalistas” as indicações e avaliaram que ele desconsiderou opiniões das demais lideranças do PSDB. Além de FHC, participaram do encontro o atual secretário de Cultura, ANDREA MATARAZZO, o governador ALBERTO GOLDMAN, o presidente do PSDB paulistano, JOSÉ HENRIQUE LOBO, o secretário de Relações Institucionais, ALMINO AFFONSO, o deputado ARNALDO MADEIRA e o secretário paulistano dos Direitos Humanos, JOSE GREGORI. O ex-governador JOSÉ SERRA, candidato derrotado à Presidência, e o prefeito GILBERTO KASSAB apareceram no final. O descontentamento dessa ala do partido começou com a decisão de ALCKMIN de tirar PAULO RENATO SOUZA da Secretaria de Educação, mesmo após FHC ter pedido ao governador eleito que ele ficasse, num almoço há cerca de 15 dias. A cúpula do PSDB queria que Educação fosse mantida com um quadro do partido, mas ALCKMIN indicou para o posto o reitor da UNESP, HERMAN VOORWALD.

No rastro do assassinato do prefeito de JANDIRA, BRAZ PASCHOALIN (PSDB), a polícia chegou a mais um suspeito: o empresário PEDRO ROBERTO GALVÃO, de 43 anos. Ele seria um dos mandantes do crime, junto com o ex-secretário municipal de Habitação, WANDERLEI AQUINO, detido desde quinta-feira, dia 17. Dono de pequena empreiteira de sinalização de trânsito, GALVÃO também se dedicaria à exploração de máquinas caça níqueis, segundo a polícia. A polícia tem duas frentes de investigação sobre os motivos da execução do prefeito. Uma revela desavenças graves entre PASCHOALIN e AQUINO, que teria perdido poder e espaço na administração. A outra mostra suposta parceria do tucano com empresários do jogo. Ele teria rompido com um grupo. GALVÃO foi detido no início da tarde. A polícia pediu à Justiça a prisão temporária do empresário.

O vão livre do MASP foi ocupado hoje pela manhã por palhaços, guitarristas, flautistas, dançarinos e estátuas vivas que protestaram contra a OPERAÇÃO DELEGADA, em que policiais militares trabalham para a Prefeitura em seus dias de folga com o objetivo de coibir o comércio irregular. Segundo um dos músicos, RAFAEL PIO, que participou da manifestação, o encontro foi feito para mostrar que a PM tem impedido que os artistas atuem na Avenida PAULISTA. Segundo o MAJOR PM MARCOS FÉLIX, do 7º Batalhão, só serão retiradas da avenida pessoas que levarem amplificadores. “Isso caracteriza um evento e está em lei municipal. Não pode”, diz. Já as estátuas vivas e pessoas que tocam violão e passam o tradicional chapéu podem trabalhar livremente.

O supervisor de vendas ROGÉRIO DAMASCENA, de 29 anos, que assassinou a mulher dele, a advogada RENATA ALEXANDRE COSTA COELHO, e o padrinho do casal, MARCELO GUIMARÃES, de 40 anos, premeditou o crime, segundo a polícia. O crime ocorreu no sábado, dia 18, em CAMARAGIBE, PERNAMBUCO, durante a festa de casamento de ROGÉRIO e RENATA. Após matar a mulher e o padrinho, que também era chefe dele, o supervisor se matou.

O deputado CIRO GOMES decidiu não entrar no ministério de DILMA ROUSSEFF. No PSB, comenta-se que CIRO queria a pasta da Saúde, mas, como ela já estava reservada, ele não aceitou a Integração Nacional, que lhe foi oferecida. Com isso,  a cota de poder do OS, que reivindicava três ministérios, ficou fixada em dois: Integração e o novo Portos e Aeroportos. A equipe de transição da presidente eleita anunciou mais sete ministros. O atual titular das Relações Institucionais, ALEXANDRE PADILHA, foi confirmado na Saúde, solução para a impossibilidade de indicar um técnico, como queria DILMA.
Na última reunião do ano com a Executiva Nacional do PT, o presidente LULA pediu ao partido que, no primeiro ano do governo de DILMA ROUSSEFF, dedique-se ao marco regulatório dos meios de comunicação. O projeto ainda não foi enviado ao Congresso, mas desperta desconfianças sobre o interesse do governo em relação ao controle social da mídia – o presidente negou que se trate de censura. As outras prioridades, segundo LULA, são reforma política e programas para a juventude.
Em recado para a área militar, a presidente eleita escanteou o ministro da Defesa, NELSON JOBIM, do processo de confirmação nos cargos dos atuais comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. DILMA recebeu hoje, na GRANJA DO TORTO, separadamente, o GENERAL ENZO PERI, o ALMIRANTE JÚLIO SOARES DE MOURA NETO e o BRIGADEIRO JUNITI SAITO, quando cobrou “lealdade” a ela, que é comandante-suprema das Forças Armadas. A presidente foi aconselhada e decidiu manter JOBIM no Ministério por entender que a pasta está bem conduzida, em meio a um processo de consolidação da área da Defesa. O encontro com os três comandantes, nos moldes que ocorreu, foi sugerido pelo ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos MANGABEIRA UNGER, que teve muito contato com os militares durante a elaboração da Estratégia Nacional de Defesa. JOBIM havia sugerido sua presença no encontro, mas não foi atendido. Foi avisado de que outra reunião entre ele, a presidente e os três comandantes seria marcada para breve.
Ao se despedir dos oficiais generais no tradicional almoço de fim de ano, no CLUBE NAVAL, em BRASÍLIA, o presidente LULA agradeceu o “tratamento respeitoso e leal” dos militares e disse que ‘foi preciso chegar à Presidência da República” para reconhecer a competência e o potencial dos militares.   

Faleceu SYLVIA KOWARIK, aos 88 anos. Foi precursora no desenvolvimento do comércio na Rua OSCAR FREIRE, nos JARDINS. Dona da loja PLANO DECORAÇÕES e do bar anexo PLANO´S BAR, ela foi uma das primeiras a se estabelecer na área. Como não havia muito movimento, começou a estimular o comércio na vizinhança. Acreditava que, quanto mais gente passasse ali, mais clientes teria. Primeiro abriu a loja, onde desenhava os móveis. De tanto receber seus amigos para um drinque no fim da tarde, teve a idéia de montar um bar. Seus estabelecimento, freqüentado por banqueiros e executivos, tornou-se um sucesso. Foi da década de 1970 até a de 1990. Depois, SYLVIA continuou seu trabalho só como decoradora.

Faleceu TERESINHA SIQUEIRA D´AQUINO, aos 77 anos. A história dela se confunde com a da Avenida BRÁS LEME, na zona norte da capital. Ela vivia com o marido LEONARDO nas terras que formavam a chácara da família, abertas para dar passagem ao progresso e ligar o que hoje é a continuação da Ponte da CASA VERDE à Avenida VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA. Em 1970, quase 15 anos após decreto do então prefeito FRANCISCO PRESTES MAIA batizar a via em homenagem a um bandeirante paulista, a BRÁS LEME ficou pronta. Foi quando os D´AQUINO entraram para o mercado imobiliário, vendendo e alugando terrenos na região. TERESINHA se dividia entre cuidar da família e administrar os imóveis.  

Faleceu JOÃO FARIAS FILHO, mais conhecido como LORICO, aos 70 anos, vítima de complicações causadas por um câncer de próstata. Foi um dos volantes mais admirados do futebol brasileiro. Nasceu em 11 de dezembro de 1940. Começou sua carreira quando ainda morava no litoral. O início foi na PORTUGUESA SANTISTA, em 1959, time em que ficou apenas um ano. Em 1960, foi negociado com o VASCO e mudou-se para o RIO DE JANEIRO, onde permaneceu por seis anos. Findo o período em terras cariocas, voltou para SÃO PAULO a fim de jogar na PRUDENTINA. A passagem pelo clube também foi breve: novamente um ano. Em 1967, LORICO foi transferido para o clube onde viveria sua melhor fase, conforme os analistas: a PORTUGUESA. Mais meia dúzia de anos, que lhe renderam visibilidade, além de laços com a agremiação. Tão logo abandonou a LUSA, começou nova fase no futebol do interior paulista. Primeiro teve uma passagem pelo NOROESTE, de BAURU, onde permaneceu por três anos. Depois, mudou-se para o BOTAFOGO de RIBEIRÃO PRETO. No tome, onde jogou a partir de 1978, conheceu o então iniciante SÓCRATES, o “DOUTOR SÓCRATES”, que, mais tarde, faria fama no CORINTHIANS. Por mais de uma vez, inclusive, o jogador referiu-se à influência que LORICO teve em sua carreira, que então começava. Depois da passagem por RIBEIRÃO PRETO, LORICO aposentou-se do futebol e voltou para a cidade de SANTOS, onde foi trabalhar na COSIPA. 

A recuperação do humorista CHICO ANYSIO regrediu e ele precisou voltar ao respirador, informou hoje boletim médico do Hospital SAMARITANO, em BOTAFOGO, no RIO. ANYSIO tem febre e é tratado com antibiótico. Segundo o boletim, “o quadro clínico do paciente permanece estável, dentro de sua gravidade”. O artista chegou ao hospital no último dia 2, com falta de ar. Após uma avaliação inicial, foi detectada a obstrução da artéria coronariana. ANYSIO foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

O diretor administrativo de uma rede de farmácias baiana matou o presidente do grupo hoje de manhã, em SALVADOR, e se suicidou depois. A vítima é WALDIR MATTOS RÉGIS, de 71 anos, vice-prefeito da cidade na gestão FERNANDO JOSÉ (1989-1993). Integrantes da BOA FARMA, que funciona como uma associação, afirmaram à polícia que RÉGIS e o diretor ALBÉRICO PINTO LOPES tinham desentendimentos desde o início do ano por causa da disputa pela presidência da rede, que congrega 102 unidades e pertence à Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (FEBRAFAR). Segundo o delegado ANDRÉ CARNEIRO, da 16ª Delegacia de SALVADOR, que investiga o caso, o assassinato aconteceu por volta das 10 horas, quando LOPES chegou à sede da rede e atirou em RÉGIS, atingindo-o na cabeça. Logo depois, LOPES se matou também com um tiro na cabeça. 

Depois de escapar de um atentado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC – e atravessar a COLÔMBIA e a VENEZUELA até chegar ao BRASIL, uma colombiana e o marido, que tem cidadania canadense, estão escondidos em SÃO PAULO. O casal, que está morando em um albergue, diz não estar conseguindo atendimento no Consulado do CANADÁ para poder imigrar para aquele país. No dia 14 de setembro, a economista HEIDY CASTAÑEDA GALAN, de 32 anos, e o publicitário GONZALO HANS COOPERS GROSS, de 46, que viviam em BARRANQUILLA, na COLÔMBIA, sofreram uma tentativa de assassinato por integrantes das FARC. No mesmo dia, o casal, a mãe e a irmã de HEIDY fugiram para a VENEZUELA. O pai de HEIDY foi morto há sete anos pela guerrilha. 

O colombiano COSME GONZALO ALVAREZ ALFONSO, de 50 anos, ex-integrante das FARC, que vivia na BOLÍVIA, foi preso sábado, dia 18, com mais quatro homens, na região da PENHA, zona leste de SÃO PAULO. Ele estava com 240 quilos de cocaína escondidos no fundo falso de um caminhão. O boliviano EDUARDO CLAROS ROCA, de 35 anos, e o comerciante ANDRÉ SIMÃO MARTINS, de 37, foram capturados porque estavam com ALFONSO em um FIAT PALIO branco, escoltando o carregamento. LUÍS CARLOS DE ALMEIDA, de 47 anos, e o empresário KLEYTON DE SOUZA SILVA, de 22, estavam no caminhão. Em uma casa na ACLIMAÇÃO, zona sul, a polícia encontrou um laboratório de refino de drogas e apreendeu mais 43 quilos de maconha, 1,5 quilo de crack, além de cocaína. Os entorpecentes seriam levados pela facção criminosa PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL.   

O presidente LULA afirmou hoje que não acredita em um acordo de paz no ORIENTE MÉDIO enquanto o principal mediador do diálogo entre israelenses e palestinos for o governo dos EUA. “É preciso envolver outros agentes, outros países para poder negociar a questão da paz no ORIENTE MEDIO. Não é uma questão dos americanos.” Os EUA atuam como mediadores das conversas de paz entre ISRAEL e a AUTORIDADE PALESTINA. O diálogo direto foi iniciado em setembro, mas não avançou por causa da retomada das construções em assentamentos nos territórios ocupados.

O ex-candidato à presidência do MÉXICO DIEGO CEVALLOS foi libertado hoje depois de sete meses de seqüestro, um dos mais longos já registrados no MÉXICO. Durante entrevista, o político afirmou que perdoa seus seqüestradores, mas as autoridades têm uma “tarefa pendente” em relação ao crime. A família teria pago o resgate. O político está fraco, mas bem de saúde. Foi seqüestrado no dia 14 de maio perto de sua fazenda por um grupo autodenominado “MISTERIOSOS DESAPARECEDORES”, como se apresentaram durante as negociações. CEVALLOS, de 68 anos, foi candidato do governista Partido AÇÃO NACIONAL à presidência nas eleições de 1994, nas quais foi derrotado por ERNESTO ZEDILLO. Ele foi um dos personagens mais influentes de seu partido e na política mexicana nas últimas duas décadas.

A COREIA DO NORTE disse que não valeria a pena reagir às “provocações irresponsáveis” da COREIA DO SUL, que realizou hoje exercícios militares próximos da fronteira marítima em disputa pelos dois países. O governo de PYONGYANG tinha ameaçado com retaliação caso SEUL usasse munição real nos exercícios. Mas, horas depois, o comando militar norte-coreano recuou.  

O tempo todo com as duas medalhas de ouro que ganhou no Mundial de piscina curta, CÉSAR CIELO passeou hoje no deserto dos EMIRADOS ARABES, passeio típico de turistas. O nadador posou para os fotógrafos usando trajes típicos da região e com as douradinhas que conquistou nos 50 m e nos 100 m livre. CIELO avaliou como positivo o desempenho da delegação brasileira, que terminou em sétimo lugar na classificação geral, com oito medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e quatro de bronze. “A gente sai de DUBAI mostrando que a natação brasileira é a que mais está em ascensão no mundo. A cada ano, conquistamos mais medalhas. Hoje temos uma equipe”, opinou. Com os dois ouros individuais, o velocista unificou os títulos mundiais, já que havia sido também campeão nos 50 m e 100 m em piscina de 50 metros. Além disso, CIELO foi decisivo nas duas medalhas de bronze conquistadas pelos revezamentos 4 x 100 livre e 4 x 100 m medley, ambas com recorde sul-americano.

JOHN ALLDIS diretor e arranjador de coros para óperas e que também teve trabalhos importantes com PINK FLOYD e DUKE ELLINGTON, morreu nesta segunda-feira, aos 81 anos, em decorrência de uma pneumonia. 

2 011        :        -       TERÇA-FEIRA
Meu trabalho no computador, na atualização do dia 20 de dezembro, é prejudicado porque falta energia elétrica pela manhã no bairro onde moramos. O IAGO fala sobre a queimadura do seu avô NELSON, ontem à noite. Não foi somente parte do rosto, mas também os braços, quando estouraram alguns bolinhos de carne que estavam sendo fritos. Mesmo assim, com os braços enfaixados, ele vai trabalhar.
Aproveito a falta de luz e vou mais cedo para a cidade de São Paulo, passando pelo Quartel do Comando Geral. Converso com o TENENTE-CORONEL PM GLAUCO e lhe entrego um ofício da Sociedade Veteranos de 32-MMDC ofertando ao Comandante Geral a indicação de 32 medalhas no evento da Abertura dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista, dia 22 de janeiro de 2012.
Chego cedo à Sociedade e, pela Internet, leio algumas mensagens:

EGYDIO pediu desligamento de sua condição de presidente do núcleo de PIRACICABA. Não entendi os motivos e ele manda-me hoje esse e-mail.
CARÍSSIMO Cel VENTURA
Desejo levar mui respeitosamente ao conhecimento de V.Sª que não houve nenhuma confusão gratuita quanto ao pedido da minha demissão como dirigente do Núcleo de Correspondência de PIRACICABA e, sim, após uma reunião em família que solicitei, em caráter de urgência,  ficou decidido por unanimidade que eu, EGYDIO, na condição de marido, pai e avô tenho o reconhecimento pleno de competência e aprovação ao contrário de presidente do Núcleo em que meu conceito chega quase à nulidade por falta de capacidade.
 Não há erro algum no tocante à emérita SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, ao contrário, só aprendi coisas revigorantes nestes meus dois meses trabalhando junto a mesma e até reforçou-me a auto-estima com tantos elogios imerecidos que recebi, mas é chegada a hora da minha saída. E só tenho a agradecer à V.Sª que aprendi a respeitá-lo e admirá-lo sob maneira pela pessoa de excelente caráter que é, um presidente e administrador de capacidade muito a frente do nosso tempo e à SOCIEDADE que aqui declaro todo meu amor por ela e, vou continuar sendo seu sócio, se me permitirem, em dia com às unuidades e a representando com dignidade.
 Agradeço, também, ao Prof. BIAJONE que por bom período me deu orientações e aparato para bem cumprir minhas atribuições e à jovem, belíssima e competente CAMILA GIUDICE símbolo em todos os sentidos da representatividade maior da nossa SOCIEDADE. 
 Peço-lhe que não fique aborrecido com minha decisão, tudo tem o seu tempo certo e com certeza outros bem melhores que eu virão para dar continuidade a esta obra excelente.
 Obrigado por tudo, querido mestre e amigo Cel VENTURA, e que DEUS - O MAGNÍFICO CRIADOR DO UNIVERSO - continue sempre lhe abençoando.
Prof.JBiajone para mim
Prezado CEL VENTURA
Eu solicitei ao EGYDIO e ao ERIC que em segredo (do senhor) enviassem para mim dois textos cada, um sobre o histórico da criação de seus respectivos núcleos e um sobre o histórico da vida do patrono de cada núcleo.
Esses quatro textos somar-se-iam aos meus dois que já tenho pronto e isso tudo eu editaria para ser o primeiro livro dos núcleos de correspondência e o oferecia como presente à Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC em comemoração aos 80 anos da revolução, em maio de 2012, no formato de E-BOOK a ser disparado a todos e de graça a quem quisesse baixar, com ISBN e tudo mais.
Como EGYDIO demorou para responder minha mensagem (e isso ele nunca fez) questionei se ele teria passado para o lado daqueles que tanto me tratam com indiferença e nem respondem aos  meus emails, as idéias que tenho e as propostas que faço.
Ele (creio que pelo problema que possui de crise de pânico) levou essa minha manifestação EXTREMAMENTE a serio e solicitou DEMISSÃO do cargo que criou de presidente do núcleo de PIRACICABA. Acabei de escrever a ele solicitando desculpas julgando eu que tenha sido minha manifestação o motivo de tal demissão voluntária.
Não obstante, ele concordou em enviar os textos, mas não na condição de presidente do núcleo. Realmente eu peço desculpas também ao senhor CEL VENTURA por essa crise que surgiu entre nos dois núcleos de correspondência, mas asseguro-lhe que isso em nada irá interferir no grandioso ano que se afigura para a nossa sociedade em 2012 e o livro dos núcleos de correspondência que sob minha responsabilidade está, vai sair pois recebi resposta positiva também de ERIC e além do meu livro pessoal (aquele que vos falei) ainda ofertaremos esse outro, só que na versÃO EBOOK como o 32 em Movimento.
Por favor, fique descansado. Tudo há de se resolver. Não imaginava eu que EGYDIO seria tão sensível, se foi esse mesmo o motivo de sua resignação ou ainda algo que ele esperava acontecer para que efetivamente pudesse se resignar em paz.
Seja como for, vida longa aos nossos veteranos e a nossa sociedade. A marcha continua. PARADA SEGUE DESTINO.
enorme abraço
BIAJONE
Dez 20, 2011 às 00h00

Passo uma tarde tranquila no MMDC. Posso trabalhar em vários assuntos que normalmente não dá nem para examinar. MARINEI está de férias e hoje não vem ninguém. Dá para ir ao BANCO DO BRASIL, no interior do Corpo de Bombeiros, onde faço o meu recadastramento e também saco o 13º salário, a pedido da LUCINDA. Retorno cedo para casa.
LUCINDA demonstra apreensão com relação a KÁTYA. Ela foi trabalhar e retornou à noite com febre.

O ministro JOAQUIM BARBOSA, do Supremo Tribunal Federal, divulgou nesta semana o relatório do processo do mensalão. No resumo, o ministro transcreve partes da denúncia do Ministério Público de que os réus do chamado núcleo central do esquema (JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENOÍNO e DELÚBIO SOARES) teriam sido os responsáveis por organizar a “quadrilha” voltada à compra de apoio político. A liberação do documento ocorreu menos de uma semana após o presidente da Corte, CÉZAR PELUSO, ter pedido a BARBOSA que permitisse o acesso dos demais integrantes do STF ao conteúdo da ação para evitar uma demora ainda maior no andamento da causa. PELUSO tinha tomado a iniciativa depois de o revisor da ação, RICARDO LEWANDOWSKI, ter dito que ocorrerá a prescrição de crimes. Com a divulgação do relatório, que tem 122 páginas, tanto BARBOSA quanto LEWANDOWSKI poderão preparar os seus votos. A expectativa no STF é de que o processo possa ser julgado pelo plenário do tribunal no primeiro semestre de 2012.  

Nove meses após o governador GERALDO ALCKMIN transferir a administração do DETRAN da Secretaria da Segurança Pública para a de Gestão Pública, com vistas a acabar com o esquema de corrupção que há anos funcionava no prédio, a Corregedoria do órgão descobriu nova cobrança de “caixinha” envolvendo servidores e despachantes. Dezoito pessoas foram levadas à delegacia, sendo que cinco delas acabaram presas em flagrante por conta da apreensão de mais de 12 mil reais em dinheiro em suas mesas. Embora as demais estejam sendo apenas investigadas, todas correm risco de demissão. O esquema envolvia funcionários de três importantes setores do órgão: protocolo geral, processamento de dados e RENAVAM. Segundo o corregedor GUSTAVO HÚNGARO, as investigações apontam que esses servidores, mediante propina, facilitavam a fraude na documentação de veículos que não passavam por inspeção ambiental ou dados como perda total.

Após 22 horas de investigação, o DHPP prendeu o garçom LEANDRO RODRIGUES DE MORAES, 30 anos, que confessou ter matado a garçonete GISELLE GARCIA BARBOSA DE FARIAS, 28 anos, e escondido o corpo dentro de uma mala. MORAES foi localizado na madrugada em SÃO VICENTE, na BAIXADA SANTISTA, após marcar um encontro com o dono do restaurante onde trabalhava. O garçom ligou para o chefe na tarde de segunda-feira, dia 19, quando descobriu que o corpo de GISELLE foi encontrado, disse que tinha sido seqüestrado e precisava de 10 mil reais para o pagamento do resgate. O telefonema foi monitorado pela Polícia Civil e, sob a orientação dos investigadores, o chefe de MORAES fingiu que iria ajudar. Para o delegado MAURÍCIO GUIMARÃES SOARES, divisionário do DHPP, a versão do garçom é fantasiosa. “Seria a primeira vez que um refém pega o dinheiro do resgate”. A policia acredita que GISELLE foi assassinada no dia 14 e MORAES foi para a casa de um amigo no litoral vender água de coco. No final da tarde, após conversar com seu advogado, o garçom prestou novo depoimento e confessou o crime. A causa da morte, segundo a perícia, foi estrangulamento. MORAES vivia no edifício da BELA VISTA há pelo menos um ano. Há quatro meses, ele passou a dividir o apartamento onde a mala e o corpo foram encontrados com GISELLE.

Um casal e o filho de 14 anos da mulher foram presos hoje de madrugada em ITAPETININGA acusados de seqüestrar e matar a estudante de odontologia CAMILA PIRES, de 20 anos, e atirar no braço do namorada dela, MURILO LIMA, de 19 anos. O crime aconteceu no dia 11 de dezembro em um canavial em CAMBARÁ (PR). CAMILA e MURILO moravam e foram seqüestrados em OURINHOS. Segundo o relato de MURILO, os dois foram amarrados com as mãos para trás e o adolescente desafiou o homem a atirar. CAMILA morreu com um tiro na cabeça. O carro deles foi encontrado na periferia de CASCAVEL (PR). CARLOS MENDES, de 30 anos, e VANUSA DA SILVA, de 35, e o filho dela foram transferidos hoje para CAMBARÁ. 

Uma pequena fortuna em reais, euros e jóias foi encontrada pela Polícia Civil do RIO na casa de ADILSON COUTINHO DE OLIVEIRA, empresário da construção civil e tio do bicheiro HELIO DE OLIVEIRA, o HELINHO DE OLIVEIRA, presidente da Escola de Samba ACADÊMICOS DO GRANDE RIO, que está foragido. A apreensão faz parte da OPERAÇÃO DEDO DE DEUS, realizada na semana passada para desarticular o jogo do bicho no Estado. Após uma denúncia, os policiais seguiram, ainda de madrugada, para a casa em busca do contraventor, mas ele não estava na residência. Às 6 horas a mansão foi invadida. Foram encontrados em fundos falsos de parece e na rede de esgoto da residência R$3.914,080,00 tudo em notas de 100 e 50 reais, além de 2,9 mil euros. Foi preciso a ajuda de um carrinho de supermercado para levar os maços de dinheiro até os carros da polícia. Na ILHA DO GOVERNADOR, o TENENTE PM JOÃO ANDRÉ FERREIRA foi preso acusado de integrar a quadrilha ligada à contravenção. O CAPITÃO PM ADRIANO MAGALHÃES DA NÓBREGA fugiu antes da chegada dos policiais. A OPERAÇÃO DEDO DE DEUS já prendeu o ex-prefeito de TERESÓPOLIS MÁRIO DE OLIVEIRA TRICANO, dois policiais militares e um guarda municipal. O bicheiro ANIZ ABRAÃO DAVID, o ANÍSIO, patrono da BEUA-FLOR, é procurado.

No primeiro dia de julgamento do pedido de impeachment do prefeito de CAMPINAS, DEMÉTRIO VILAGRA, do PT, os vereadores de revezaram para fazer a leitura das 1,4 mil páginas do processo. Até o início da noite a leitura não chegou sequer à metade do texto resultante da investigação das denúncias de irregularidades em contratos de abastecimento e saneamento da cidade. A votação que pede a cassação deverá terminar somente em 23 de dezembro.

Ao menos 50 policiais ocuparam hoje, por três horas, a sede da operadora de TV a cabo e Internet CABLEVISIÓN, em BUENOS AIRES. A intervenção na subsidiária do GRUPO CLARÍN, crítico da presidente CRISTINA KIRCHNER, foi autorizada pela Justiça após denúncia de concorrência desleal apresentada por empresários aliados ao governo. A intervenção provocou protestos.

KIM JONG-UN, o sucessor do ditador norte-coreano, KIM JONG-IL, morto no sábado, dia 17 de dezembro, fez hoje sua primeira aparição pública como novo líder do país, ao lado do esquife com o corpo do pai. A exposição do esquife em PYONGYANG, capital da CORÉIA DO NORTE, marcou também o primeiro ato público de transição do poder. Ao mesmo tempo, em meio à comoção pública, o regime intensificava uma campanha com a finalidade de incentivar o apoio do país empobrecido ao jovem líder. KIM-JONG-UN, de 29 anos, recebeu o epíteto de “grande sucessor” depois de ter sido alçado ao posto mais alto da liderança na CORÉIA DO NORTE, cujas manobras internas e lutas pelo poder continuam um mistério para o mundo exterior. As enormes filas de soldados e cidadãos em prantos que encheram praças de PYONGYANG para lamentar a morte de KIM-JONG-IL e a profusão de elogios ao filho foram a clara indicação de que a transição oficial está em andamento. O filho herda do pai não apenas o manto do poder, mas também o culto à personalidade. A mídia começou a chamá-lo também de “novo líder enviado do céu”, descrição até agora reservada ao pai.

Em um dos dias mais violentos em nove meses de distúrbios, o regime de BASHAR ASSAD baixou hoje um decreto que autoriza a execução de qualquer pessoa presa “por distribuir armas a terroristas”. Segundo grupos sírios de defesa dos direitos humanos, pelo menos cem pessoas – entre opositores e partidários do regime – foram mortos hoje, enquanto DAMASCO se prepara para receber observadores da LIGA ÁRABE. Com uma equipe de observadores internacionais prestes a desembarcar em DAMASCO, a SÍRIA registrou hoje um dos piores banhos de sangue desde o início dos confrontos. Forças leais a ASSAD teriam aberto fogo contra mais de 60 militares que tentavam desertar na Província de IDLIB, noroeste do país – um dos focos da rebelião. Outros 40 civis teriam sido mortos em outros lugares da SÍRIA, ainda de acordo com um grupo ativista. Quatro “terroristas” foram mortos na PROVÍNCIA DE DERAA, na segunda-feira de madrugada.                  

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, chamou hoje de “farsante” o líder americano BARACK OBAMA. CHÁVEZ disse que OBAMA quer ganhar votos atacando a VENEZUELA e acrescentou que o presidente é a maior decepção para as comunidades negra e pobre dos EUA. Na segunda-feira, dia  1, um jornal venezuelano publicou entrevista na qual OBAMA afirmou que o governo CHÁVEZ tem restringido os direitos dos venezuelanos.

O cineasta YOSHIMITSU MORITA, cuja obra retratou o absurdo e a vulnerabilidade do cotidiano conformista no JAPÃO, morreu nesta terça-feira, aos 61 anos, de uma falha no fígado. MORITA teve sucesso internacional com uma prolífica carreira durante três décadas. Seus filmes são distantemente japoneses no modo com que retratam a beleza frágil da psique e da paisagem nipônica. Ao mesmo tempo,corajosamente, criticam a ridícula tendência à burocracia rígida e à hierarquia ritualística que fazem parte da cultura da nação. Entre seus marcos estão o elogiado FAMILY GAME, de 1983 e TSUBAKI SANJURO, um remake de KUROSAWA.  

20 DE DEZEMBRO DE 2012    :    -   QUINTA-FEIRA
Faremos hoje mais uma visita a ITAPETININGA. Pela manhã, trabalho no computador. Preparo a mala para essa viagem, pois é intenção pernoitar no quartel do 22º BPMI após a solenidade que acontecerá no CLUBE VENÂNCIO AYRES. LUCINDA pede algum dinheiro para deixar em casa, uma vez que somente retornarei amanhã. Isso atrasa minha ida para São Paulo.
O Diário Oficial de hoje está trazendo a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM FLÁVIO DE BRITO JÚNIOR. Nasceu em 27 de janeiro de 1962. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. Foi promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1985. Sua promoção a 1º TENENTE é de 24 de maio de 1989. Não tenho as datas de suas outras promoções.

Prezado Coronel Ventura.
O senhor tem muita experiência com eventos, simpósios, palestras, encontros e eu não tenho experiência com isso, não é a toa que são 75 anos, 11 meses e 20 dias de idade. Gosto disso, minha mãe contava sempre os anos de vida, os meses e os dias, isso é experiência e tem valor. Em minha modesta opinião, os mais jovens devem ao mais velhos, no mínimo respeito. Os mais velhos já se desgastaram para fazer do país o que é, bom ou mal, é o que temos, e poderíamos não ter, se não fossem os que vivem e viveram a mais tempo.
Temos a primeira confirmação. Veja a cópia que colei abaixo.
Marly Vianna
19:26 (4 horas atrás)

Olá, Yuri
Com prazer. Tenho um colega que trabalha com os anarquistas e sua participação na ANL, estaria bem? Aguardo sua resposta para falar com ele.
Obrigada pelo convite, um grande abraço e muitas e muitas felicidades em 2013!
Marly
Ela pergunta do colega, por eu ter perguntado se ela teria alguém para indicar, caso não pudesse comparecer, pelo jeito a professora doutora Marly Viana gostou, confirmou presença e pergunta se pode inserir o colega. Pelo visto será um sucesso. Se o senhor concordar com a inserção desse colega, significa que já temos até agora quatro temas.
1) As Colunas Paulista e Rio Grandense e a 1ª Divisão Revolucionária (Coluna Costa/Prestes) - Yuri.
2) Os Anarquistas e a ANL - Colega professor da professora Marly.
3) A Revolução de 1932 - Coronel Mário Ventura Presidente do Núcleo MMDC 1932.
4) A Intentona Comunista - 1935 - Professora Drª Marly Viana.
Acho que falta nisso 1922 (por falar nisso, estive em Minas Gerais e consegui cópia das "cartas falsas" de Bernardes, logo publicarei em meu blog). Falta também A Revolução Esquecida - 1924. A Revolução de 1930. Ainda é possível falar sobre a Guerra do Paraguai, sobre Guerra de Trincheira e de Movimento, sobre a Missão Francesa e sobre muitas outras coisas.
Não seria mais conveniente criar na PM uma semana um pouco mais abrangente, por exemplo, Vultos da Polícia Militar de São Paulo, do que uma semana a um vulto apenas? Assim, cada palestrante poderia falar sobre o vulto que admira e que julga merecedor de parlatório. 
Acho que por meio disso, será possível fazer palestra ao longo de 2013, da forma que sugeriu, e despertar os setores adormecidos, como citou. Julgo de extrema importância que se perpetue essa iniciativa.
Posso confirmar com a professora Marly?
Abçs
Em 19 de dezembro de 2012 19:05, Mario Ventura <celmario@gmail.com> escreveu:
Mario Ventura
10:29 (5 minutos atrás)

para Yuri
CARO YURI
O importante não é a idade, mas sim a boa vontade em fazer as coisas. Conheço muita gente que tem idade jovem e com muita criatividade, como por exemplo o YURI. Mas o que resta mesmo é fazermos um elenco de pessoas dispostas a colaborar com a nossa história e encaixá-las em palestras que poderão acontecer durante o ano de 2012. Acredito, YURI, que além de simpósios e seminários que seriam criados, as pessoas poderiam falar conosco em palestras adrede preparadas em vários lugares, como por exemplo a APMBB, o IHGSP, em ROTARYS, Universidades, Academias, etc. Anteontem estiveram na Sociedade pessoas ligadas à UNINOVE. Estou criando uma pasta com todas as possíveis sugestões suas para 2013. Ao mesmo tempo vamos conversando com as Entidades a respeito da divulgação da História da nossa Força Pública e das revoluções acontecidas em nosso país. Poderíamos mesmo criar um grupo de intelectuais que se reuniriam já em fevereiro de 2013 no MMDC para discussão de pautas de trabalho. .

Acontece que não posso entrar no MMDC porque esqueço minha chave. Para fazer hora até a chegada do carro que irá nos levar para ITAPETININGA, vou almoçar com CRISTIANO. Conto a ele os últimos acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, completando o ciclo de atividades durante as comemorações dos 80 anos do Movimento Constitucionalista com essa viagem a ITAPETININGA.
Às 15 horas o AMADO RÚBIO já está na porta do MMDC pronto para a viagem. Quem vem nos buscar é o nosso conhecido e prestativo PM JÚLIO. Vamos então partir para a cidade onde JEFFERSON BIAJONE montou o primeiro núcleo de correspondência do MMDC e onde terminaremos os nossos eventos dos oitenta anos de comemorações do Movimento Constitucionalista. Viagem tranqüila, apenas com muito sol e temperatura alta. Chove na nossa chegada em ITAPETININGA. Vamos para o quartel do 22º BPMI, agora sob o comando do TENENTE-CORONEL PM OSIRIS SÉRGIO CONRADI FORTE (promovido a esse posto no último dia 15). Ele saiu do quartel faz cinco minutos. Somos atendidos pelo SubCmt, MAJOR PM MARCELO. Vamos nos hospedar no alojamento do comandante. Às 19 horas, o PM JÚLIO leva-nos ao CLUBE VENÂNCIO AYRES, que completou 125 anos de existência em outubro.        
TEXTO SOBRE O EVENTO NO CLUBE VENÂNCIO AYRES (20 DE DEZEMBRO DE 2012).
Na noite do dia 20 de dezembro de 2012, a sede social do Clube Venâncio Ayres contou com a presença de ilustres personalidades que ali se reuniram para comemorar os 80 anos da condição de Hospital de Sangue que o clube outrora exerceu durante a Revolução Constitucionalista de 1932. No evento que iniciou-se às 20 horas, foram recebidos pelo Presidente Nelson Jamel no salão nobre da sede social do Clube, o presidente da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC, Coronel PM Mário Fonseca Ventura, o comandante do Exército Constitucionalista, o Sr. Amado Rúbio, o vereador Dudu Franco, representando a Câmara Municipal de Itapetininga, oficiais e praças do 22º BPM/I de Itapetininga, representando o comandante interino do batalhão, o Tenente Coronel PM Osiris e demais membros da diretoria do Clube, convidados, amigos e imprensa. A condução da solenidade ficou a cargo do prof. Jefferson Biajone, presidente do Núcleo de Correspondência Paulistas de Itapetininga! As Armas!! sucursal da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC em Itapetininga, acompanhado de seu vice-presidente , o Sr. Afrânio Franco de Oliveira Mello. O início do evento se deu com a exibição de um curta metragem que salientou a importância histórica do movimento constitucionalista que neste ano completou 80 anos e, após a apresentação, o professor realizou a leitura de texto que resgatou fatos históricos do papel que o Clube Venâncio Ayres teve como hospital durante a Revolução, enfatizando em particular a pessoa do Sr. Pedro Sabino Ayres, então presidente do clube no ano do conflito. Após a leitura, uma placa comemorativa atestando esses fatos históricos  que colocada foi no Salão dos retratos dos ex-presidentes do clube foi descerrada pelos presidentes Cel Ventura e Nelson Jamel. Em ato contínuo ao descerramento, a medalha MMDC, a mais alta honraria da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC, foi então concedida em grau post mortem ao Sr. Pedro Sabino Ayres, tendo sido o Sr. Nelson Jamel, atual presidente, o recipiendário da mesma pela outorga realizada pelo Coronel PM Mário Fonseca Ventura. Finalizando o evento, o presidente do Núcleo de Correspondência Paulistas de Itapetininga! As Armas!! realizou a concessão do Diploma de Honra ao Mérito Professor Francisco Fabiano Alves aos senhores Nelson Jamel, Pedro Ayres, Giuseppe Antonucci, Adolfo Fanaro, José Antonio de Melo, Antenor Bartoli, Clodoldo Gomes, Antonio Augusto da Silva Filho e José Antonio de Oliveira e do Diploma de Honra ao Mérito Presidente Waldomiro de Carvalho ao Sr. Waldomiro Benedicto de Carvalho, o seu xuca. As pessoas de Francisco Fabiano Alves e Waldomiro de Carvalho, homenageados nesses diplomas, foram ambos sócios de escol do Clube Venâncio Ayres, assim como partícipes de destaque dos esforços de guerra durante a Revolução de 32. Fabiano na condição de oficial de batalhão de voluntários e Waldomiro como chefe do serviço de Intendência das tropas em Itapetininga. A todos os presentes foi então servido gentil coquetel, coroando dessa forma a última solenidade de comemoração dos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 realizada em Itapetininga, comemoração essa que contemplou também os prédios das escolas Peixoto Gomide e Imaculada Conceição, do prédio do DER e da Loja Maçônica Firmeza com placas comemorativas dos esforços de guerra que compartilharam no maior movimento cívico já vivido pelo Estado de São Paulo.

Após o evento, ainda ficamos até tarde no CLUBE VENÂNCIO AYRES. Conversamos com os presentes e aprendemos muita coisa da história dessa cidade e seus importantes personagens que fizeram papel importantíssimo no século passado. O PM JÚLIO vem nos buscar depois das 22 horas e vamos então para o quartel do 22º BPMI onde passaríamos esta noite.

Com mais de 40 filmes e dezenas de peças no currículo, além de uma série de papéis na TV, a atriz THELMA RESTON morreu hoje de madrugada, aos 73 anos, vítima de câncer. Nascida em PIRACANJUBA (GO), THELMA se notabilizou sobretudo pela comédia. Seu último trabalho na TV foi na novela AQUELE BEIJO (2011), como a ladra VIOLANTE. Com passagens por TV MANCHETE e BANDEIRANTES atuou em sucessos da GLOBO como GABRIELA (1975) e ENGRAÇADINHA (1995).

A possibilidade de a Câmara dar abrigo a deputados condenados no mensalão para evitar prisões foi classificada hoje como “uma violação das mais graves à Constituição” pelo presidente do STF e relator do processo, JOAQUIM BARBOSA. Mais cedo, o presidente da Câmara, MARCO MAIA, não descartou a hipótese de acolher os deputados condenados – como a Policia Federal, que executa as prisões, não tem autorização para entrar no Parlamento, eles estariam “a salvo” da cadeia no fim do ano. BARBOSA fez ainda outras críticas ao Legislativo, onde, para ele, há uma “tirania inconseqüente, ignorante, sem noção como se diz por aí”. Amanhã BARBOSA decidirá sobre o pedido do procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, para a prisão imediata dos condenados. Ele emitiu sinais contraditórios sobre qual posição vai tomar. JOAQUIM BARBOSA disse hoje que o MP tem o dever de investigar as acusações feitas no novo depoimento de MARCOS VALÉRIO. Ressaltou não ser prerrogativa do MP “escoher” o que quer investigar. No depoimento, VALÉRIO diz que o ex-presidente LULA deu o “ok” para o mensalão e teve despesas pessoais pagas pelo esquema. LULA decidiu não participar, amanhã, do Natal dos catadores de papel, em São Paulo.

Comandante em chefe das Forças Armadas, a presidente DILMA ROUSSEFF participou hoje de almoço de confraternização com oficiais e formalizou a promoção da almirante DALVA MARIA CARVALHO MENDES, a primeira oficial-general do BRASIL. A presidente afirmou que isso demonstra “que patriotismo e profissionalismo independente de distinção de gênero”. DILMA também destacou o programa de modernização das Forças. “Temos avançado, mesmo com as restrições impostas pela crise internacional”.

SOROCABA viveu no começo da noite uma das maiores tragédias de sua história. Um muro da antiga fábrica de tecidos CIANÊ, de 1913, que é patrimônio histórico da cidade, desabou com a força do vento e da chuva e matou ao menos sete pessoas, entre elas uma criança. O número era o confirmado até às 22:30 horas. Nenhum nome havia sido divulgado até esse horário. O muro desabou em cima de quatro carros e uma moto que estavam no trânsito da Rua COMENDADOR OETERER. A estrutura estava sendo restaurada para a construção de um novo shopping na cidade. A prefeitura decretou luto oficial. O terror também tomou conta das cerca de 40 pessoas que estavam em um ônibus. O veículo não foi atingido por muito pouco. Os comerciantes contam que os gritos de desespero e os pedidos de socorro das pessoas foram abafados pelo som forte da chuva que caía. Como as portas ficaram travadas e não abriam, os passageiros saíram pelas janelas do coletivo. Ninguém ficou ferido. Os comerciantes se emocionaram ao falar de uma senhora que passava pela calçada durante o acidente, com uma criança ao colo.  

A CASA BRANCA acusou hoje o governo sírio de voltar a usar mísseis SCUD contra alvos controlados por rebeldes, apesar de advertências feitas pelos EUA e outras nações, que consideram o uso do armamento um sinal da escalada da crise. Um funcionário do governo americano, que pediu anonimato por se tratar de informação classificada como sigilosa, disse que o uso de SCUDS foi confirmado pela OTAN e o PENTÁGONO. Na semana passada, funcionários do Departamento de Defesa americano divulgaram que o regime de ASSAD havia disparado meia dúzia de mísseis SCUD de DAMASCO contra opositores no norte da SÍRIA. Hoje a ONU também alertou para a escalada do conflito no país. Investigadores independentes encontraram evidências de que as forças leais a ASSAD aumentaram os bombardeios aéreos, incluindo a hospitais, classificando-os como “desproporcionais”. Segundo os investigadores, tanto rebeldes como as forças leais a ASSAD atuam “cada vez mais em violação às leis internacionais”.

SAN CARLOS DE BARILOCHE, um dos principais pontos turísticos da ARGENTINA, foi palco hoje de uma onda de saques e confrontos entre a polícia e moradores de bairros periféricos. Ao menos três supermercados foram invadidos, além de açougues e mercearias. No fim da tarde, o governo anunciou o envio de 400 policiais em dois aviões para controlar a situação. Moradores com pau e pedras atacaram uma loja de supermercados CHANGOMAS. Com os rostos cobertos, eles exigiram que os funcionários lhes entregassem víveres. Diante da negativa, invadiram a loja e roubaram, além de alimentos e bebidas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. A polícia estava em pequeno número e houve confronto. Carros foram queimados e a situação ainda não tinha sido completamente controlada no início da noite.

A oposição venezuelana rejeitou hoje a sugestão da cúpula chavista para adiar a posse do presidente HUGO CHÁVEZ – mesmo que isso contrarie a Constituição – caso ele não possa iniciar em 10 de janeiro o mandato conquistado em outubro. O líder bolivariano se recupera em CUBA da quarta cirurgia contra o câncer em um ano e meio. Segundo o último boletim médico, do dia18, terça-feira, ele está em repouso absoluto após uma infecção respiratória.     

20 DE DEZEMBRO DE 2013     :    -     SEXTA-FEIRA
Nas dependências do alojamento destinado ao sub-comandante do 51ª BPMI – RIBEIRÃO PRETO – MAJOR PM JEAN CHARLES ZANATO – passo uma noite tranqüila. Dormi bem e acordo por volta das 7 horas. Apenas às 9 horas, sou conduzido ao prédio da ACIRP – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE RIBEIRÃO PRETO. Antes passamos pela residência do veteraníssimo JOSÉ MANGO, um dos 29 remanescentes da Revolução de 1932, que é também levado ao local da cerimônia de entrega das Medalhas. JOSÉ MANGO está com 101 anos.  Recepciona-me o Comandante Interino do CPI-3 – TENENTE-CORONEL PM RENATO ARMANDO ALVES. Ele é filho do CORONEL PM RICARDO ARMANDO ALVES, já falecido. Lembro de seu pai, nascido em 30 de outubro de 1934. Ele entrou para as fileiras da então FORÇA PÚBLICA em 12 de fevereiro de 1954. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1956. Foi promovido a 2º TENENTE em 24 de maio de 1958 (eu entrei para a FP em 4 de junho de 1958). Outras promoções: 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1962; CAPITÃO – 24 de maio de 1979; MAJOR – 15 de dezembro de 1975; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1979.
Após tomar o café-da-manhã com oficiais e autoridades de RIBEIRÃO PRETO, vamos para o auditório da ACIRP. A CAPITÃO PM MARILILZI SCOMPARIN GUEDES FURTADO é a cerimonialista do evento e anuncia a Constituição da Mesa de Trabalhos.
Cabe a mim abrir os trabalhos da entrega das medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL (do Núcleo MMDC-LESTE). O primeiro ato, embora não constasse do roteiro, é a entrega da MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL ao nosso veterano JOSÉ MANGO. Ele é muito aplaudido por todos os presentes, mostrando o carinho para com que os habitantes da cidade têm pelo herói de 32.
Recebem a Medalha ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL:
TENENTE-CORONEL PM RENATO ARMANDO ALVES
MAJOR PM JEAN CHARLES ZANATO
MAJOR PM ZIUL MARTINS RODRIGUES
CAPITÃO PM MAURÍCIO TAVARES COSTACURTA
CAPITÃO PM MARILILZI SCOMPARIN GUEDES FURTADO
CAPITÃO PM ELIANA SOUZA GOLINI
CAPITÃO PM ELIABE GUEDES ZURTADO
CAPITÃO PM MARCO AURÉLIO GRITTI
CAPITÃO PM PAULO HENRIQUE JUNQUEIRA DE CARVALHO
1º TENENTE PM CÍCERO SANTOS MELO
1º TENENTE PM RICARDO COSTACURTA FILHO
1º TENENTE PM MICHEL RICARDO BERBEL
1º TENENTE PM JOSÉ LUIZ MARTINS
1º TENENTE PM GUSTAVO HENRIQUE LÁZARO
1º TENENTE PM RODRIGO CHENCI
1º TENENTE PM RONALDO ADRIANO FRATA
1º TENENTE PM LINDOLFO GUSTAVO DOS SANTOS
1º TENENTE PM CAROLINA PÁDUA ROSA BERBEL
1º TENENTE PM LUANA GALO
1º TENENTE PM MARIO AUGUSTO FERREIRA DE FREITAS
1º TENENTE PM PÚBLIO VERONEZI FLORA
1º TENENTE PM CARLOS ROBERTO KLEMP
1º TENENTE PM EDILSON DEL VECHIO FILHO
2º TENENTE PM VÁLTER CARDOSO DA COSTA
1º SARGENTO PM ALEXANDRE PALANCIO
CABO PM SEBASTIÃO VENTRESTI RIBEIRO
DOUTOR FLÁVIO DOS SANTOS PEREIRA
SENHOR ESTÊVÃO MINELLI.
Vão receber a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
CORONEL PM Res SALVADOR LOUREIRO JÚNIOR (ex-Comandante do 51º BPMI)
CORONEL PM RENATO ARMANDO ALVES
DOUTOR JOSÉ CARLOS CARVALHO
CABO PM ANDRÉ LUÍS BISAIA GARBELINI
SOLDADO PM ANTÔNIO MARCOS BATISTA DOS SANTOS
CABO PM RAPHAEL WELLINGTON TAVELLA
SUBTENENTE PM CLAUDEMIR STELLA FIGUEIRA
FABIANO RENATO ALVES
SOLDADO PM FERNANDO DO NASCIMENTO
SARGENTO PM GIOVANNI BARBIERATTO
SARGENTO PM ITAMAR SILVEIRA MOREIRA
CABO PM JOÃO MARCELO ALVES
CABO PM JULIANA DA SILVA BORGES
CABO PM LEANDRO CESAR CORREIA
CABO PM LELIANA DA SILVA FERREIRA
SARGENTO PM MÁRCIO LUIZ BRAVO
SUBTENENTE PM PEDRO LUIZ IGNÁCIO
SOLDADO PM RAQUEL ANTERO
SARGENTO PM RENATA CÉLIA MESQUITA
SOLDADO PM RICARDO FACCINI XAVIER
CABO PM ROBERTO PIMENTEL
CABO PM ROSELI GUTIERREZ FARIA       
SARGENTO PM SÍLVIO CÉSAR MACHADO
SENHORA SÔNIA APARECIDA PERES
DOUTOR SYLVIO RIBEIRO SOUZA NETO
SOLDADO PM WILSON CARLOS ROMÃO MACHADO
SOLDADO PM WLADIMIR LOPES NOGUEIRA
SOLDADO PM ROGÉRIO AFETO SILVA
SARGENTO PM JOSÉ ROBERTO MARCHINI
CABO PM ADEMILSON ANTÔNIO AGOSTINHO
SOLDADO PM ANDERSON LUÍS FARIA.
Com as palavras do JUIZ JOSÉ CARLOS CARVALHO e do Comandante Interino do CPI-3 – TENENTE-CORONEL PM RENATO ARMANDO ALVES, vamos encerrar essa solenidade que teve pontos comovedores.
O TENENTE-CORONEL PM RENATO ARMANDO ALVES convida para almoçar em sua companhia, no quartel do CPI-3.
Uma viatura leva-me até o 51º BPMI e, por volta das 13:45 horas, com o 2º SARGENTO PM SPAGNOL e o motorista PM RIBEIRO, começo a fazer a viagem de volta para minha casa. Apenas paramos no GRAAL para tomar um café. Pegamos um trânsito infernal na MARGINAL TIETÊ, por volta das 18 horas. Apesar de tudo vamos chegar em GUARULHOS sem grandes atropelos. Agora o SARGENTO PM SPAGNOL e o PM RIBEIRO retornam a RIBEIRÃO PRETO enfrentando um trânsito muito difícil.
LUCINDA conversa comigo como foi o aniversário de dona SORAYA EL MOUALLEM, mãe da KÁTYIA, avó do IAGO. Ainda procuro digitalizar alguma coisa no computador, mas o cansaço vence.

O técnico em sistemas da informação W.B., 28 anos, foi seqüestrado, torturado e teve parte do corpo queimada durante assalto, na madrugada de ontem, em CAMPINAS. Ele foi rendido pelos bandidos após o carro que dirigia, um CLASSIC, ficar sem combustível na Rodovia SANTOS DUMONT. Os bandidos teriam se irritado porque ele não forneceu as senhas do banco. O técnico escapou da morte depois de fugir do cativeiro, com o corpo em chamas, e pedir ajuda a pessoas que moram próximo da ESTRADA VELHA DE INDAIATUBA. O técnico foi levado para o Hospital DOUTOR MÁRIO GATTI. Ele teve queimaduras de primeiro e segundo graus no peito e no braço direito.

Em três dias o caso conhecido como “crime da mala de ITUPEVA” teve uma reviravolta. Pessoas ligadas às investigações afirmaram que o comerciante EVERALDO ALVES DE FARIA, de 38 anos, conhecido como VADO, preso na última quarta-feira, pode não ser o assassino de VALDINÉIA CONCEIÇÃO PRECHESNIUK, de 21 anos. A vítima estava grávida de gêmeos e teve o corpo colocado numa mala. Durante seu depoimento, EVERALDO afirmou que não conhecia a moça e havia outro homem com características semelhantes às dele e, inclusive, com o mesmo apelido. Mesmo assim, o mandado de prisão temporária foi expedido e o comerciante, preso. As investigações passaram a correr em segredo de Justiça. Aparentemente, há outra pessoa com o mesmo apelido de EVERALDO no bairro VILA INDUSTRIAL, em CAMPINAS. Esse outro suspeito já teria sido identificado pela Polícia Civil e um pedido de prisão temporária, expedido. Sobre  possibilidade de terem prendido a pessoa errada, o Delegado MARCEL FEHR não quis comentar.

O presidente do STF, JOAQUIM BARBOSA, autorizou, hoje, a transferência dos ex-deputados PEDRO HENRY e PEDRO CORRÊA para seus Estados. Os dois estão presos no complexo da PAPUDA, em BRASÍLIA. HENRY foi condenado a sete anos e dois meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele cumprirá pena em CUIABÁ (MT). PEDRO CORREA vai cumprir a pena de sete anos e dois meses em RECIFE (PE) ou no município de JATAÚBA. Os dois podem sair da prisão para trabalhar.

O cantor REGINALDO ROSSI morreu hoje, vítima de um câncer de pulmão, aos 70 anos – alguns acreditam que ele tinha 69, mas a confusão foi desfeita pelo empresário de REGINALDO, ANTÔNIO MOJICA. REGINALDO foi internado na UTI do Hospital MEMORIAL SÃO JOSÉ, no RECIFE, no adia 27 de novembro, ao sentir dores no peito. Após exames, ele foi diagnosticado com derrame pleural – excesso de líquido entre a membrana que recobre o pulmão e a parede torácica. O cantor chegou a ser transferido para um quarto dois dias depois, mas voltou à UTI no dia 9 ao sentir mais dores. Foi rapidamente submetido a uma cirurgia para a retirada do excesso de líquido no pulmão, com a instalação de um dreno. Na semana passada,foi constatado que REGINALDO tinha um câncer no pulmão. Ele iniciou o tratamento de quimioterapia e hemodiálise e apresentou leve melhora no quadro clínico, mas voltou a respirar com a ajuda de aparelhos na quinta-feira, dia 19. NESTA MANHÃ, morreu de falência múltipla de órgãos em decorrência do câncer. O velório começou hoje, na Assembléia Legislativa de PERNAMBUCO, e o enterro está previsto para ocorrer no final da tarde de amanhã, no Cemitério MORADA DA PAZ, onde também foi sepultado o músico DOMINGUINHOS, que morreu em julho. REGINALDO deixa a mulher, CELESTE ROSSI, com quem era casado há mais de 30 anos. Os dois são pais de ROBERTO, único filho do cantor. 
Não é à toa que REGINALDO ROSSI também era chamado de ROBERTO CARLOS nordestino. O cantor, que não finalizou a faculdade de engenharia e trabalhou como professor de física e matemática, começou na carreira artística em 1964, imitando o REI em casas noturnas do RECIFE. Poucos sabem, mas, apesar da fama de brega, a primeira banda do cantor era de rock: THE SILVER JETS – com forte influência dos BEATLES. Aliás, seus três primeiros discos eram de rock: O PÃO (1966). FESTA DOS PÃES (1967) e O QUENTE (1968), no qual ROSSI posou de galã para a capa do disco.
O lançamento do LP “À PROCURA DE VOCÊ”, em 1970, marcou o início do estilo brega-romântico de REGINALDO. Mas foi em 1987, com o disco “TEU MELHOR AMIGO”, que ROSSI começou a conquistar o público do Sul e Sudeste. A música “GARÇON” (sim, no ‘N’) virou uma verdadeira febre no BRASIL e o tornou conhecido do grande público. Gostando ou não do estilo, dificilmente alguém não entoava o refrão da canção que foi seu maior sucesso. Outras canções também entram na lista de sucessos, como “A RAPOSA E AS UVAS”, “EM PLENA LUA DE MEL” e “LEVIANA”. Ao todo, foram aproximadamente 50 discos. Os prêmios foram muitos: 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante. Seu último CD “CABARET DE ROSSI” (2010), também resultou no título de Melhor Cantor Popular no Prêmio da Música Brasileira.
Suas últimas apresentações antes da internação foram nos dias 21 e 22 de novembro, em RECIFE. Também na capital de PERNAMBUCO, REGINALDO faria show ao lado da amiga ELBA RAMALHO na virada do ano. Antes de fazer sua homenagem no palco, a cantora paraibana se manifestou no TWITTER: “Quando Deus chama, a gente obedece! Vai em paz, amigo REGINALDO! Ficam as boas lembranças e sua arte para sempre!”              

Segundo a Confederação Brasileira de HANDEBOL, o BRASIL tem mais de um milhão de praticantes da modalidade em seu território. Apesar disso, o esporte jamais havia chegado a uma final de Campeonato Mundial. Mas essa história mudou. Hoje, a seleção brasileira garantiu sua presença na decisão do torneio e vai enfrentar a SÉRVIA, no domingo, dia 22, em busca do título inédito. Na semifinal, hoje, a equipe comandada pelo dinamarquês MORTEN SOUBAK venceu a DINAMARCA por 27 a 21 e garantiu, no mínimo, uma medalha de prata. Foi a segunda vitória brasileira sobre a seleção três vezes campeã olímpica neste Mundial. Na fase de classificação, o BRASIL também havia vencido, mas por 23 a 18. A melhor classificação que a seleção brasileira já havia obtido em mundiais era o quinto lugar na edição de 2011, disputada em território nacional. 

2 014    :    -  SÁBADO
Sinto-me compensado pelo esforço que despendemos na semana que passou. O evento da entrega do COLAR DA VITÓRIA foi um sucesso. A reinauguração do Monumento Mausoléu em 9 de dezembro também contribuiu para a frequência do público no dia de ontem. Agora iremos nos tranquilizar nos dias que antecedem o NATAL, mas sabendo que teremos muito trabalho para 2015.
Recebo mensagens pela internet:

Prezado Cel Ventura
Eu agradeço vossos votos de feliz natal e a honra que me concede em compartilhar vossos votos e os da Sociedade a todos nossos presidentes de NC, mas se permite uma sugestão, creio que seria mais salutar se nossos presidentes recebessem uma mensagem vossa, para os NCs, até porque fomos num dado dia desse ano que se encerra caluniados por ex-membro da sociedade que afirmou ser os NCs paus mandados da presidência da Sociedade e que não prestavam para nada e até hoje, e certamente nunca, ele se retratará disso. 
Esse ardida e controversa espinha encontra-se atolada na garganta dos NCs até hoje e entendo eu, Biajone, que uma mensagem vossa de feliz natal e 2015 a todos os nossos presidentes e presidentas desse segmento ponta de lança da Sociedade, seria melhor vista, aceita e repercutida em nosso seio do que a minha retransmissão de vossas palavras a eles.
Acrescento ainda que a reunião do dia 26 de maio que há todo nos congregar sob o obelisco é de grande importância que ocorra. 
No mais o meu afetuoso abraço de agradecimento pela amizade e consideração que esses três últimos anos nos ensejou vivenciar.
Biajone

Uma bebê, aparentando ter, no máximo, sete dias de vida, segundo o Corpo de Bombeiros, foi abandonada dentro de uma sacola de feira ao lado do box 3.800 da FEIRINHA DA MADRUGADA, no BRÁS, zona leste, por volta das 6 horas. A criança ainda tinha parte do cordão umbilical, que estava inflamado, diversas picadas de inseto, assaduras e vestígios de sangue. Ela usava apenas uma blusinha. Segundo a PM, não há câmeras de segurança no local. Após ser medicada, a menina foi encaminhada ao Conselho Tutelar.
A recém-nascida foi encontrada pela comerciante LILIAN GUIMARÃES NETO, de 37 anos. "Eu estava ajudando meu marido, que é o dono do box, quando, no corredor, me deparei com uma sacola. No início, ao ver a sacola de mexendo, achei que era um gato. Só após abri-la vi que era um bebê", disse. LILIAN pretende adotar a criança e batizá-la de VITÓRIA. "Encontrá-la foi um presente de NATAL inesquecível".

AYSHA SOUZA VIEIRA, de um ano e quatro meses, morreu carbonizada após a casa onde morava, no JAÇANÃ, zona norte, pegar fogo, por volta das 21:30 horas de ontem. A suspeita é de que uma vela acesa pela mãe da menina e deixada no quarto da criança tenha provocado o incêndio. No momento da tragédia não havia energia elétrica na região. A mãe da bebê está em estado de choque.

Ladrões explodiram o caixa-eletrônico de um banco na Avenida ANTONELO DA MESSINA, JAÇANÃ, zona norte, às 3:40 horas. O impacto da explosão danificou o teto da agência. Segundo o supervisor de segurança do banco, os ladrões, aparentemente, não conseguiram violar o caixa. Ninguém foi preso. Nesta tarde, outra agência, em CIDADE ADEMAR, zona sul, teve o caixa explodido.

Vinte e seis policiais militares presos por participação em esquemas de corrupção na corporação foram soltos na noite de ontem. A informação foi confirmada pela PM hoje. Entre os agentes libertados estão o CORONEL PM ALEXANDRE FONTENELLE, ex-chefe do COE (Comando de Operações Especiais), e o TENENTE-CORONEL PM DAYZER CORPAS MACIEL, que comandava o 17º BPMM (ILHA DO GOVERNADOR). Todos estavam presos no Batalhão Especial Prisional, em BENFICA, zona norte do RIO, e foram beneficiados por um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do RIO. FONTENELLE é acusado de chefiar uma quadrilha de PMs do 14º BPM (BANGU) que receberia propinas de mototaxistas, comerciantes e empresários. Durante a operação, em setembro, 24 policiais foram presos. Segundo os promotores do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o grupo achacava mototaxistas, donos de empresas de ônibus, cooperativas de vans e fornecedoras de gás em BANGU. As extorsões teriam ocorrido em 2012 e 2013. A quadrilha exigia propinas entre R$50 e R$10 mil. As cobranças eram feitas semanalmente. Há provas obtidas por meio de interceptações telefônicas e documentos. Entre os PMs acusados de pertencer à quadrilha, há, além de FONTENELLE, seis oficiais. Os presos incluiam ainda os MAJORES PM CARLOS ALEXANDRE LUCAS, NILTON JOÃO DOS PRAZERES NETO e ÉDSON ALEXANDRE PINTO DE GÓES, que também foram soltos. O CORONEL PM ALEXANDRE FONTENELLE ocupava o terceiro posto mais alto na hierarquia da PM do RIO DE JANEIRO.

Um grave acidente hoje pela manhã provocou a morte de duas pessoas e interditou a pista sentido interior da Rodovia CASTELLO BRANCO, entre SÃO ROQUE e ARAÇARIGUAMA. O motorista de um carro que seguia para SÃO PAULO perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária, batendo de frente com outro veículo. Segundo a concessionária que administra a rodovia, o acidente aconteceu por volta das 11 horas. Outra pessoa ficou ferida em estado grave e precisou ser socorrida pelo helicóptero ÁGUIA DA PM.

A divulgação da lista com 28 políticos que teriam envolvimento na corrupção da PETROBRÁS provoca um dos momentos mais tensos politicamente antes de uma posse presidencial. Cientistas políticos falam em desgaste da classe política, em todas as correntes.
FÁBIO WANDERLEY REIS, da Universidade Federal de MINAS GERAIS, acredita que o momento reflete "o terceiro turno em que o BRASIL vive desde o fim das eleições", com o país dividido e o aumento da troca de farpas entre governistas e opositores após as acusações do ex-diretor da estatal PAULO ROBERTO COSTA. "A repercussão (para a classe política) é negativa. Há uma tensão continuada desde as eleições e prevalece num momento da inauguração de um novo mandato", afirmou.
Mesmo com a maioria de políticos citados pertencendo à base governista, o cientista político faz questão de lembrar que o ex-senador SÉRGIO GUERRA (PSDB), já morto, também está na lista e a conta não deve ser paga apenas pelo governo. "É uma figura importante, já foi presidente do PSDB, ainda que o número de opositores citados seja reduzido".
Para FERNANDO ANTÔNIO DE AZEVEDO, da Universidade Federal de SÃO CARLOS, o escândalo "atinge frontalmente a classe política" e coloca o BRASIL num dos momentos politicamente mais delicados antes de uma posse presidencial. "Os políticos supostamente envolvidos pertencem à várias siglas, há o nome de um ex-presidente do principal partido de oposição. Acredito que esses nomes devem ser denunciados e, pelo menos até metade do mandato de DILMA, estarão sob os holofotes".
O professor CLÁUDIO COUTO, da Fundação GETÚLIO VARGAS de SÃO PAULO, fala em tensão política para o próximo mandato, mas não em instabilidade para a classe. "Temos de aguardar para ver o que vai aparecer de mais consistente. Além do desconforto que isso causa a esses nomes, não vejo uma consequência mais séria no momento".       

Uma mulher de 37 anos foi presa hoje acusada de matar sete filhos e uma sobrinha - com idade entre 18 meses e 15 anos - em CAIRNS, no Estado de QUEENSLAND, Noroeste do país. Ela foi encontrada em casa - junto com os corpos das oito crianças - quatro meninos e quatro meninas. A mãe tinha ferimentos no peito, cometidos com uma faca. Segundo a polícia, ela "está lúcida e conversou com os policiais". "A mãe das crianças envolvidas no crime foi presa por assassinato e está sob custódia policial no Hospital de CAIRNS BASE", disse à imprensa o detetive responsável pela investigação, BRUNO ASNICAR, acrescentando que a mulher não foi ainda acusada formalmente.
O crime chocou a AUSTRÁLIA, menos de uma semana depois do sequestro em um café em SYDNEY que resultou na morte de três pessoas. Segundo uma prima da mulher, LISA THAIDAY, as crianças foram encontradas pelo filho mais velho, de 20 anos, quando ele voltava para casa. Os policiais não informaram como as crianças morreram. O detetive disse que elas foram encontradas sem vida dentro da casa. "Muitas facas encontradas no local estão sendo examinadas. Talvez elas tenham sido usadas no crime", disse o policial.
Segundo informações extraoficiais, algumas crianças foram esfaqueadas. Há uma desconfiança de que algumas tenham morrido por asfixia, segundo o jornal "CAIRNS POST". Cerca de 12 especialistas foram enviados de BRISBANE para a cidade de CAIRNS para ajudar nas investigações. Vizinhos disseram que um homem, companheiro da mulher presa, mas que não seria o pai das crianças, também vive no local. Seu paradeiro, no entanto, é desconhecido. TONY ABBOTT, primeiro-ministro da AUSTRÁLIA, reagiu emocionado ao novo drama. "O país derramará lágrimas e orará.   
Omaterial jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,o-estado-nao-controla-os-presos-e-fracassa-no-combate-

O número de mortos por ÉBOLA nos três países mais afetados da ÁFRICA OCIDENTAL subiu para 7.373 entre os 19.031 casos conhecidos, afirmou a Organização Mundial de Saúde, hoje. Os dados mais recentes registrados no site da OMS refletem quase 500 novas mortes pelo pior surto da febre hemorrágica na GUINÉ, LIBÉRIA e SERRA LEOA em relação aos últimos dados publicados, em 17 de dezembro. Mais de 3,5 mil crianças foram contaminadas e pelo menos 1,2 mil já morreram.

As FARC iniciaram, hoje, um cessar-fogo unilateral por tempo indeterminado, poucas horas depois de guerrilheiros do grupo matarem cinco soldados em uma emboscada. O grupo anunciou a trégua na quarta-feira, mas o governo da COLÔMBIA disse que não iria aceitar o acordo. O ataque aconteceu na zona rural do município de SANTANDER DE QUILCHAO, no Oeste colombiano. Os militares foram surpreendidos com rajadas de metralhadoras e explosivos.



Um brasileiro e dois marroquinos residentes na CATALUNHA foram detidos pela interpol na BULGÁRIA por suspeita de que iriam se unir ao ESTADO ISLÀMICO na SÍRIA. Pelo menos 20 pessoas da província autônoma espanhola teriam viajado desde 2013 para o ORIENTE MÉDIO com o mesmo objetivo. Segundo o ITAMARATY, o brasileiro, de 18 anos, foi contatado pela embaixada do BRASIL em SOFIA, onde está preso, e está recebendo visitas consulares. Alegando respeito à privacidade, o ITAMARATY disse não ter autorização para fornecer mais informações. Funcionários da Agência de Segurança Nacional da BULGÁRIA, no entanto, identificaram o jovem pela iniciais K.L.R.G. Ele é da cidade de FORMOSA, em GOIÁS. Os três foram presos quando tentavam atravessar a fronteira da BULGÁRIA coma TURQUIA, a caminho da SÍRIA. Eles estavam sendo investigados desde junho. Segundo a imprensa espanhola, o brasileiro morava em MONISTROL DE MONTSERRAT, na CATALUNHA. Seus colegas, que têm 24 e 27 anos, viviam em TERRASSA e SABADELL, nos arredores de BARCELONA. Um deles tinha antecedentes criminais por roubo e estava desempregado. Hoje, o ESTADO ISLÂMICO executou em público um sírio acusado de ajudar o regime a executar bombardeios aéreos, informou o portal norte-americano SITE, que monitora páginas islamitas. O grupo jihadista que controla partes da SÍRIA e do IRAQUE divulgou imagens do homem, exibido diante de uma multidão. O vídeo para no momento em que um integrante da EI pega a vítima pela cabeça e encosta uma faca em seu pescoço.