segunda-feira, 27 de junho de 2016

SOMOS O PT E JÁ DEMOS O GOLPE COMUNISTA NO BRASIL !

VEJA COMO O COMUNISMO ESTÁ DOMINANDO O BRASIL

COMO O COMUNISMO ESTÁ DOMINANDO O BRASIL

VEJA COMO O COMUNISMO ESTÁ DOMINANDO O BRASIL


Entrada
x

TOGNETTI, Americo

Anexos19:27 (Há 3 horas)
para CBB

COMO O COMUNISMO ESTÁ DOMINANDO O BRASIL


https://youtu.be/UMofyOJch8Q
e
https://youtu.be/B5XRoC5O_ac
Notem bem que o PT já caminhou bastante nessas orientações. Falta muito pouco para a conclusão da escalada.  Portanto, preparem-se para o alerta do GENERAL  FIGUEIREDO (anexo). Pelas vias institucionais, pelas forças internas e pela decisão do povo será muito difícil o Brasil retomar o caminho da democracia com segurança e estabilidade. O caldo vai desandar, muito provavelmente e está bem próximo disso.  É sabido que a maioria da sociedade evita pensar nessa situação, pois age como avestruz que ao colocar a cabeça no buraco não vê o perigo e, assim, se ilude achando que ele não existe...

O SUCESSO DE JOSAFÁ - MEUS CRÉDITOS A ELVIA PEREIRA

O SUCESSO DE JOSAFÁ!!!! 
E teve muitas obras nas cidades de Judá, e gente de guerra, e varões valentes, em Jerusalém. 
(2 Crônicas 17.13) 
Quando alguém está bem com Deus, a vida dele e a de quem está sob a sua autoridade mudam por completo. Bastou Josafá procurar servir ao Senhor, que logo as situações passaram a ser favoráveis a ele e aos seus súditos. Nunca foram vistas tantas obras nas cidades do país. Além disso, de uma hora para outra, apareceram muitas pessoas prontas para a batalha, e valentes em Jerusalém foram enviados por Deus para fazerem o bem. É maravilhoso ser servo dEle! 
O Altíssimo sabe o que cada um precisa para cumprir sua missão; para isso, a pessoa já nasce com o necessário para viver bem. Quem examina a Palavra de Deus descobre tesouros infindáveis a serem aproveitados. Jesus declarou que as Escrituras testificam dEle (Jo 5.36) e, por certo, testificam de cada um de nós. Aquele que não quer saber os seus direitos perde muito. No entanto, se procurá-los, irá achá-los! O que você fará? 
Josafá aprendeu nos livros sagrados existentes em seus dias. Provavelmente, ele se deliciava com os Salmos escritos pelo seu tetra avô, com os livros de Moisés, de Josué, bem como os relatos dos tempos dos juízes e dos reis que o precederam. Em Samaria, isso não significava muito, pois os soberanos de lá não eram chegados a Deus, e sim a Baal. Por isso, não se registram tantos atos maravilhosos do Senhor como ocorreu com Judá. Pobres pecadores! 
Para compor o exército de Judá, veio Adna com um grupo de 300 mil varões. Também havia Joanã, que se juntou com 280 mil, e Amazias, com 200 mil. Por esses números, constatamos que, naqueles dias, existiam grupos gigantescos e armados. Outros podem ter sido compelidos a se juntar ao rei, mas Amazias o fez voluntariamente a Deus. Aleluia! 
Da tribo de Benjamim veio Eliada, trazendo 200 mil homens armados com arco e escudo. Após ele, veio Jozabade com 180 mil. Um milhão cento e oitenta mil soldados, em um território que não chegava a dez mil quilômetros quadrados, é obra de Deus. Isso sem contar os que Josafá já tinha posto nas cidades fortes de Judá. Dá para ver a força que Deus lhe deu. É bom ter o Senhor ao nosso lado! 
Não importa se o seu início é modesto. Sendo dirigido pelo Altíssimo, você não tropeçará e vencerá os obstáculos que surgirem para impedir a sua caminhada. Saiba que Deus colocará ao seu lado pessoas da melhor qualidade para ajudá-lo, mas não para serem escravas e trabalharem de graça ou com um baixo salário. Saiba ser líder! O justo olha até para os animais, quanto mais para seus ajudantes. 
Examinando como viveram os servos do Senhor no passado, podemos saber o que Ele quer de nós e nos dará nos dias de hoje. Cumpra a sua chamada com todas as suas forças e todo o seu entendimento. Esteja pronto para executá-la como quem terá de dar contas a Deus no Dia do acerto. Seja servo em todos os momentos! 
Em Cristo, com amor... 

OARACAO DO DIA!!!Deus dos Exércitos! Vendo o pequeno reino de Judá com um exército tão numeroso, temos a certeza de que grande é o exército celestial preparado por Ti para nos dar as condições para fazermos a Tua linda obra. 
A obra que tens colocado em nossas mãos é maior do que imaginamos. Só a cumpriremos com a Tua ajuda e unção, que nunca nos faltarão. Queremos fazer tudo o que nos tens mostrado e ensinado. Assim, seremos vitoriosos. A Ti seja a glória! 
Move os corações dos novos Amazias, para que tenhamos 180 mil servos prontos para a guerra. Com o Teu toque, ele veio e se juntou a Josafá. Com isso, Teu Reino foi mais que abençoado. Obrigado por cuidares do Teu povo, da Tua obra e de nós, os obreiros. Amém!

POR QUÊ TANTAS VIAGENS AVIÕES DA FAB FORAM A CUBA E VENEZUELA NOS ÚLTIMOS ANOS?

 Pode vir BOMBA por aí – Bolsonaro INVESTIGA. Por que, com quem e quantas vezes aviões da FAB foram à CUBA e Venezuela nos últimos anos... TXT..

Entrada
x

Claudio dos santos silva claudio.dossantossilva@gmail.com

10:11 (Há 1 hora)
para adriano, Cco:mim
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Valdemir Barbosa <valdemirbarbosape@live.com>
Data: 24 de junho de 2016 17:30
Assunto: FW: ENC: Pode vir BOMBA por aí – Bolsonaro INVESTIGA. Por que, com quem e quantas vezes aviões da FAB foram à CUBA e Venezuela nos últimos anos... TXT..
Para:



From: armandosa@oi.com.br
To: armandosa@oi.com.br
Subject: ENC: Pode vir BOMBA por aí – Bolsonaro INVESTIGA. Por que, com quem e quantas vezes aviões da FAB foram à CUBA e Venezuela nos últimos anos... TXT..
Date: Wed, 22 Jun 2016 11:34:15 -0300

Assunto: Pode vir BOMBA por aí – Bolsonaro INVESTIGA. Por que, com quem e quantas vezes aviões da FAB foram à CUBA e Venezuela nos últimos anos... TXT..

Pode vir BOMBA por aí – Bolsonaro INVESTIGA. Por que, com quem e quantas vezes aviões da FAB foram à CUBA e Venezuela nos últimos anos.

bolsonaro 2
Bolsonaro quer saber e exige explicações. Quantas vezes aviões da FAB foram à CUBA e Venezuela nos últimos anos?
Revista Sociedade Militar

​“Rasgue esse papel, essa reunião nunca existiu.” Teria dito DILMA, para o funcionário de MUJICA que fazia anotações.
Jair BOLSONARO não dorme no ponto. Todos sabemos que o parlamentar, militar do exército, dispõe de informações privilegiadas. Sua equipe certamente já coletou mais dados sobre as reuniões secretas realizadas em CUBA, Brasil, Venezuela e Uruguai e ele agora provoca a defesa para que, por força de lei – já que a FAB tem que manter registro de vôos, tripulações e passageiros – confirme oficialmente informações que podem revelar datas e personagens importantes de diversas falcatruas e artimanhas perpetradas pela esquerda nos últimos anos em seu pretensioso projeto de submeter toda a América Latina.
Bolsonaro na semana passada enviou requerimento oficial ao Presidente da Câmara no sentido de questionar oficialmente a DEFESA para que forneça dados sobre quantidade de viagens, quem viajou, se brasileiro ou estrangeiro e quais os motivos dos deslocamentos realizados entre países aliados da esquerda brasileira durante o governo DILMA nos últimos 5 anos.
Veja o texto: Senhor Presidente: Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal c/c os arts. 24, inciso V e § 2º, 102 e 115, inciso I, do Regimento Interno, requeiro a V. Exa., após ouvida a Mesa, seja encaminhado ao Senhor Ministro de Estado da Defesa o presente requerimento contendo pedido das seguintes informações:
– 1. A relação dos vôos oficiais realizados por aeronaves da Força Aérea Brasileira nos últimos 5 (cinco) anos, nos trajetos Brasil-Cuba, Cuba-Brasil, BrasilVenezuela, Venezuela-Brasil, Brasil-Uruguai e Uruguai-Brasil, com o detalhamento das missões executadas nessas viagens;
– 2. A identificação de tripulantes e passageiros, brasileiros e estrangeiros, que embarcaram nas aeronaves para a realização dessas viagens, bem como o fato motivador do embarque de cada passageiro; Sala das Sessões, em de junho de 2016
A justificativa de JAIR BOLSONARO é:
Os 13 (treze) anos de governo do Partido dos Trabalhadores foram marcados por laços estreitos com Chefes de Estado e outras lideranças de ideologia bolivariana, relações que nem sempre foram pautadas pela transparência exigível de qualquer administrador público.
A realização de reuniões “secretas”, o financiamento de grandes obras, como a construção do Porto de Mariel, em Cuba, a possível transferência de recursos financeiros de forma velada, dentre outros fatores, expõem a urgente necessidade de busca de meios de elucidação de como tais relações realmente se desenvolveram e se houve danos à soberania e à segurança nacionais.
Algumas informações nesse sentido vieram à tona com a publicação da obra “Una Oveja Negra al Poder”, dos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, em que revelações do ex-presidente uruguaio José Mujica acresceram tópicos que envolvem diretamente a Presidente Dilma Rousseff, a qual teria utilizado informações fornecidas por espiões cubanos e venezuelanos para convencer o então presidente do Uruguai, único país contrário à suspensão do Paraguai do MERCOSUL em 2012.
Essa preocupação encontra-se ratificada em publicação da Revista Veja, edição de 20 de maio de 2015, pgs. 64/65, consoante trechos a seguir transcritos:
“Segundo o relato de Mujica no livro, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, ligou a seu gabinete para dizer que Dilma precisava transmitir uma mensagem pessoalmente…”
“Um avião foi enviado pelo governo brasileiro a Montevidéu para buscar um funcionário de confiança de Mujica. Em Brasília, a própria presidente, segundo Mujica, mostrou fotos, gravações e relatórios de venezuelanos e cubanos para provar que o que acontecera no Paraguai fora “um golpe de Estado” gestado por um grupo de “mafiosos”. 
Quando o enviado uruguaio começou a tomar notas do que ouvia, Dilma ordenou que ele rasgasse o papel e disse: ‘Esta reunião nunca existiu’.”
Vislumbram-se, nas ações atribuídas à Presidente da República, fortes indícios de desobediência a princípios constitucionais que norteiam as relações internacionais, como a autodeterminação dos povos e a não intervenção, além do procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo, ao compor conluio com governos bolivarianos na promoção da ideologia comunista autoritária, em evidente crime de responsabilidade

25 DE JUNHO DE 2016 - SÁBADO

MEDALHA MMDC DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.

DIA   V I N T E   E   C I N C O    DE    J U N H O    DE     2016     -     S Á B A D O.
79 anos, cinco meses e 29 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 352º DO ANO 66 º   MÊS 12º 
58 anos e 22 dias PMESP.
57 anos e 135 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 741 dias – 495 872 horas.
52 anos e 293 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 106 dias no Posto de Coronel – 339 meses e 14 dias.
4 anos e 352 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 392 dias CORONEL - 24 anos e 194 dias na reserva.
10 948-262 596                          10 492-249 236                             10 654-248 871.
DIA DE SÃO PRÓSPERO DE AQUITÂNIA. Nasceu na AQUITÂNIA, FRANÇA no século IV. Foi discípulo de SÃO PEDRO, acompanhou durante algum tempo o Apóstolo SÃO PAULO. Filósofo e poeta, foi contemporâneo de SANTO AGOSTINHO. Em 426, tomou parte ativa na luta contra erros doutrinários divulgados por PELÁGIO, que negava o pecado original. Daí a origem de sua obra “CARMEN DE INGRATIS”. Redigiu o segundo Evangelho e pregou no EGITO. Por volta de 435, foi transferido para ROMA e escreveu “ENARRATIONES”. Faleceu por volta do ano 455.

DIA DO IMIGRANTE


481 a. SEBASTIÁN BELALCÁZAR funda GUAYAQUIL, em 25 de junho de 1535, a segunda cidade mais importante do EQUADOR atualmente.
223 a. começa a medição do meridiano de PARIS, que vai de DUNQUERQUE a BARCELONA, em 25 de junho de 1792. Foi a origem do estabelecimento do Sistema Métrico Decimal.
210 a. desembarca em BUENOS AIRES uma pequena expedição britânica composta por 1,8 mil homens a mando do GENERAL BERESFORD, em 25 de junho de 1806.              
164 a. nasce o arquiteto catalão ANTONI GAUDÍ em 25 de junho de 1852. Falece em 10 de junho de 1926.
140 a. coluna do GENERAL GEORGE A. CUSTER, norte-americano, é aniquilada por CABALLO LOCO e sua tropa, em 25 de junho de 1876.
138 a. vulcão COTOPAXI, a 80 quilômetros de QUITO, entra em erupção, no dia 25 de junho de 1877.
132 a. nasce GUILHERME PARAENSE em 25 de junho de 1884, em BELÉM (PA). É o primeiro esportista brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nos JOGOS OLIMPICOS em 3 de agosto de 1920. Falece em 18 de abril de 1968. GUILHERME PARAENSE seguiu sua carreira militar e chegou ao posto de CORONEL no Exército. 
129 a. um trem descarrila entre o caminho BILBAO-ZARAGOZA, em 25 de junho de 1887. Morrem 40 pessoas e inúmeras ficam feridas.
119 a. notícias publicadas no DIÁRIO POPULAR em 25 de junho de 1897: as notícias da BAHIA dizem que as forças federais cercam a VILA DE CANUDOS, constando, porém, que não atacaram os conselheiristas. O GENERAL ARTHUR OSCAR, Comandante em Chefe, mantém as forças dispostas a entrar em luta no primeiro momento. Pessoa chegada ao governo afiança que os ministros mostram-se mais interessados com as cenas que se vão desenvolver na BAHIA do que com a crise política que consideram ascendente e que era esperada.
Chegaram ontem a MONTEVIDÉU os alunos da Escola Militar do RIO, desligados e mandados servir em MATO-GROSSO, nos corpos de artilharia, cavalaria e infantaria daquela guarnição.
Consta por um telegrama de OURO PRETO que os principais chefes políticos mineiros mandaram consultar o doutor AFFONSO MOREIRA PENNA se é candidato à Presidência da República. Em caso que ele recuse, os chefes mineiros sufragarão o nome do doutor CAMPOS SALLES, solicitando em todos os pontos o apoio para esse nome.
O doutor NILO PEÇANHA, deputado federal, seguiu para CAMPOS, onde vai consultar os seus amigos políticos sobre a candidatura à presidência do Estado do RIO. O grupo oposicionista trabalha com afinco para que o senhor LAPER alcance grande votação. 
118 a. publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 25 de junho e 1898: consta que o senhor doutor CAMPOS SALLES resignará o cargo de presidente de SÃO PAULO nos primeiros dias do mês de agosto. Para substituir o doutor CAMPOS SALLES fala-se muito nos nomes do senador MELLO DE OLIVEIRA e do senhor doutor PAULO DE SOUZA QUEIROZ.
Ontem em BUENOS AIRES foi desacatado o cônsul geral do BRASIL senhor MANOEL DE AZEVEDO BARROS BASTOS. O cônsul seguiu em um bonde quando foi intimado por um alferes do Exército a acompanhá-lo até o quartel a fim de ir fazer exercícios práticos para a Guarda Nacional.
O senhor BASTOS, nosso cônsul, observou a sua qualidade de representante brasileiro. O alferes exasperou-se com essa declaração e quis agredi-lo a sabre: se não levou a efeito a sua intenção foi porque os passageiros do bonde se opuseram, havendo grande celeuma.
Telegrama hoje recebido refere que o SANTO PADRE LEÃO XIII transferiu para o solio da diocese paulista o ilustre prelado dom ANTÔNIO CÂNDIDO DE ALVARENGA, da diocese do MARANHÃO.
Todo o arquipélago das FILIPINAS, com exceção de MANILA e CAVITE VIEJO, está em poder dos revolucionários tagalos. 
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR. O dia 25 de junho de 1899 foi domingo. Seguem notícias do dia anterior: JABOTICABAL – tendo um dos condôminos da Fazenda AGUA LIMPA ou BRAVOS, do município de BEBEDOURO, requerido emissão de posse em seu quinhão cortado na divisão recentemente julgada, não foi cumprido mandado do Juiz de Direito, doutor OCTAVIANO DE ANHAIA MELLO, sendo oposta resistência por quarenta pessoas armadas. Em vista disso aquela autoridade requisitou a necessária força e não a tendo o delegado de polícia, foi telegrafado ao senhor chefe de polícia pedindo trinta praças, cuja chegada aguarda-se.
O cartório de protestos de letra foi transferido para a Rua DIREITA, 4, sobrado.
Está pronta uma das maquetes do monumento a CARLOS GOMES. O maestro está em pé, em posição meditativa, com uma mão no bolso das calças, outra segura a aba do paletó saco, posição essa desprentenciosa e comum ao maestro. A estátua da GLÓRIA, acompanhada do gênio musical, levanta a lira e deposita louros no pedestal da estátua.
RIO – o governador do Estado do RIO GRANDE DO NORTE desenvolve odiosa perseguição contra os eleitores que votaram na chapa contrária na eleição de governador, ultimamente realizada. 
115 a. nasce a poetisa HENRIQUETA LISBOA, em LAMBARI, MINAS GERAIS, no dia 25 de junho de 1901. Falece em 9 de outubro de 1985. Estreou em 1929, Quando se encerrava a década de maior invenção nas artes brasileiras, com ENTERNECIMENTO. Seu último volume publicado em vida foi CASA DE PEDRA: POEMAS ESCOLHIDOS, em  1979.
113 a. nasce GEORGE ORWELL, escritor britânico, em 25 de junho de 1903.
111 a. enfrentamentos entre poloneses e o Exército deixam mais de 500 pessoas mortas, em 25 de junho de 1905.
110 a. PEDRO MONTT vence as eleições presidenciais no CHILE, em 25 de junho de 1906.
107 a. nasce GUILHERME DE OLIVEIRA GOMES em RIBEIRÃO PRETO, no dia 25 de junho de 1909. Falece em São Paulo, no dia 6 de abril de 1978. Cirurgião–dentista formado pela Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo, na turma de 1932. Diretor do Serviço Dentário Escolar do Estado de São Paulo. Deputado Estadual nos períodos de 1955/59; 1965/66; suplente: 1967/71. Líder do Partido Democrata Cristão – PDC, em 1955/56 e 1957. Vice presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 1958/59. Presidente Interino da ALESP , em 1959. “Servidor Emérito do Estado de São Paulo”, por decreto do governador do Estado.  
106 a. nasce JOSÉ DAMIÃO em 25 de junho de 1910. Pertenceu ao Movimento Constitucionalista de 1932. Participou do DESTACAMENTO “DIAS DE CAMPOS” – Sub-setor “CARVALHO SOBRINHO”, coluna “CRUZEIRO DO SUL”. O acantonamento foi no bivaque montado na Fazenda CRUZEIRO DO SUL, de acordo com a certidão número DP – 225, de 25 de setembro de 1979, assinado pelo 1º Tenente PM Chefe da Seção de Inativos e Pensionistas da PMESP. JOSE DAMIÃO falece em 13 de março de 1986.
106 a. na sessão de hoje, 25 de junho de 1910, no Senado, em WASHINGTON, foi aprovado um projeto de lei que proíbe o tráfico inter-estadual de mulheres brancas.
Chegou em NOVA YORK pela manhã o aviador LESSEPS, que segue para a cidade de MONTREAL e TORONTO, CANADÁ, onde vai fazer várias ascensões com o seu dirigível.
105 a. nasce WILLIAM HOWARD STEIN, bioquímico norte-americano, em 25 de junho de 1911.
105 a. jornal O ESTADO de 25 de junho de 1911 publica que em SOROCABA tem aparecido, entre o gado vacum do município, muitos casos de febre aftosa. Coincide com essa notícia o fato de haver diminuído, sensivelmente nestes últimos dias, o fornecimento de lenha à cidade, o qual é feito quase exclusivamente pelos carros de bois. A população espera rigorosa fiscalização sobre a carne e sobre o leite trazidos para o consumo. 
98 a. da seguinte notícia: “A neve” que caiu sobre SÃO PAULO, na noite de 25 de junho de 1918, era quase neve. Fazia muito frio: menos três graus. A cidade estava sob nevoeiro, como se fosse uma LONDRES do Hemisfério Sul. O nevoeiro, que afinal é uma nuvem, congelou, precipitou-se, e cobriu de branco as ruas da PAULICÉIA”. “Isso aconteceu quatro dias após o início do inverno, que começa hoje. O Observatório Nacional, que ficava na Avenida Paulista, registrou o fenômeno. Anotou que naquela noite ocorrera a terceira onda de frio mais forte do País”. 
96 a.  nasce CARLOS CASTELLO BRANCO em 25 de junho de 1920.
95 a. descarrilamento de trem rápido entre LILLE-LYON-PARIS, em 25 de junho de 1921. Morrem mais de 30 pessoas e centenas ficam feridas.
92 a. nasce SIDNEY LUMET, diretor norte-americano de cinema, em 25 de junho de 1924.
91 a. nasce JOHN BRILEY, novelista norte-americano, em 25 de junho de 1925.
91 a. Golpe Militar na GRÉCIA, encabeçado pelo GENERAL PANGALOS, em 25 de junho de 1925.
91 a. nasce o CORONEL PM Ref JOSÉ DUARTE ROSA em 25 de junho de 1925.
90 a. nasce HAMILTON NAKI, sul-africano da CIDADE DO CABO, em 26 de junho de 1926. Foi o médico-cirurgião que retirou do corpo da doadora acidentada o coração que seria utilizado no primeiro transplante cardíaco humano bem-sucedido, em 3 de dezembro de 1967. O cirurgião-chefe da equipe, CHRISTIAAN BARNARD, tornou-se uma celebridade mundial, enquanto HAMILTON NAKI permaneceu no anonimato por ser negro no país do aparthaid. Falece em 29 de maio de 2005, aos 78 anos, e seu nome batiza uma praça no bairro da VILA MARIA.
80 a. nasce YUSUF HABIBIE BACHADURIN, presidente da INDONÉSIA, em 25 de junho de 1936.
79 a. falece o médico e poeta JOSÉ MARTINS FONTES, em SANTOS, no dia 25 de junho de 1937. Nasceu no dia 23 de junho de 1884. Formado pela Faculdade de Medicina do RIO DE JANEIRO, exerceu a função de médico do serviço sanitário de SANTOS e trabalhou como clínico em sua terra natal. Também publicou inúmeros livros, como: “VERÃO”, “AS CIDADES ETERNAS”, “SOMBRA”, “SILÊNCIO E SONHO”, “SOL DAS ALMAS”, “O MAR, A TERRA E O CÉU” e “FANTASIACA”. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. 
70 a. SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA – SESI, fundado em 25 de junho de 1946.
70 a. NASCE O CORONEL PM.Res PORTELA, da PMRJ, colega do CSP/87. O meu companheiro de banco do Curso Superior de Polícia nasceu em 25 de junho de 1946.
68 a. nasce LEON CAKOFF em ALEPO, na SÍRIA, em 25 de junho de 1948. Chamava-se na verdade LEON CHADAREVIAN. Veio para o BRASIL com a família aos 8 anos de idade e formou-se pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Por problemas com o regime militar, adotou o pseudônimo CAKOFF, que nunca mais abandonou. Um dos maiores nomes da resistência cultural no BRASIL durante a ditadura, fundou em 1977 a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para comemorar os 30 anos do MASP. Essa primeira mostra apresentou 16 longas e 7 curtas brasileiros e internacionais. Logo no primeiro ano, foi criada uma das maiores marcas do festival, o prêmio com o voto do público, que na primeira edição foi para “LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA”, de HECTOR BABENCO. Um artigo do “JORNAL DO BRASIL” registrou na época que “a Mostra é o único lugar onde se pode votar no país”. Foi casado durante 22 anos com RENATA DE ALMEIDA, atual diretora da mostra. Ela dirige a mostra a seu lado desde a 13ª edição do evento, em 1989. Começou a carreira em 1969 como jornalista e depois crítico de cinema nos DIÁRIOS ASSOCIADOS. A partir de 1974, dirigiu o Departamento de Cinema do MASP e iniciou a programação de mostras e ciclos no museu. LEON morreu no dia 14 de outubro de 2011, por conta de complicações decorrentes de um melanoma, câncer que atinge o tecido epitelial. Esteve internado durante duas semanas no Hospital SÃO JOSÉ, em SÃO PAULO.
60 a. falece HASTÍNPHILO DE MOURA no dia 25 de junho de 1956. Nasceu em 22 de dezembro de 1865. Militar do Exército. Formado pela Escola Militar no RIO DE JANEIRO. Engenheiro Militar. Chefe do Estado–Maior da Presidência da República no governo EPITÁCIO PESSOA (1919/22). Comandante da 2ª Região Militar (SP), em 1926/30. Foi Governador Interino do Estado de São Paulo em 1930. 
60 a. nasce o JORGE,      em 25 de junho de 1956, um morador da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO. Sofreu vários percalços na vida e, por causa da bebida, vivia prestando favores a vários vizinhos. Uma das pessoas que mais se socorreram do JORGE, para fazer as compras de casa, foi a LUCINDA.
59 a. nasce FRANCES McDORMAND, atriz norte-americana, em 25 de junho de 1957.
53 a. nasce GEORGE MICHAEL, músico britânico de origem grega, em 25 de junho de 1963.
52 a. das anotações feitas em 25 de junho de 1964 (quinta-feira) – ANO 14º - MÊS 12º - DIA 352º - 6 anos e 21 dias na FORÇA PÚBLICA – 33 dias como 2º TENENTE – 280 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Muito frio nesta manhã. É uma dificuldade embarcar cedo e enfrentar o expediente da manhã no BG. A repartição da qual sou chefe vai sentir um impacto nesta semana. Quatro auxiliares vão fazer exames de madureza em ARARAS e, desde ontem, estão dispensados por quatro dias.
Hoje então a situação se complica de muito porque fico apenas com os SARGENTOS RÓSEO, CICERELLI, LOPES e IRENO. O resto vai atirar no BARRO BRANCO e o meu correspondente, SARGENTO REGO, vai entrar de serviço como Comandante da Guarda.
O Inquérito Policial Militar instaurado pelo Comandante Geral e cujo encarregado é o TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA prossegue nesta manhã. Como escrivão, deixo a secretaria para tomar por termo as declarações do civil OSNI GOMES e do 3º SARGENTO Reformado JOÃO ALEXANDRE DO PRADO, testemunhas contrárias ao indiciado 1º SARGENTO Motorista SEBASTIÃO LUIZ DA FONSECA.
O IPM já está praticamente delineado: o SARGENTO FONSECA, quando embriagado, torna-se violento e faz uma serie de arbitrariedades que põe em jogo o bom nome da corporação.
Hoje, portanto, foi um dia cheio de trabalho, mas muito infeliz para a secretaria.
À tarde, dou sabatina de História para meus alunos. Na matéria eles estão bem e, não poderia ser de maneira diferente, pois os exames serão realizados na manhã da próxima quinta-feira. A semana toda será de provas, testando os alunos para o dia 2 de julho. Amanhã farão a de Português.
Com uma Comissão de Praças: 1º SARGENTO IZAC FERREIRA LOBO  e dois soldados, vou levar CR$73.500,00 arrecadados entre soldados para a Campanha “OURO PARA O BEM DO BRASIL”, à Rua 7 de Abril. Aproveitamos o carro do Comandante, sendo que o MAJOR ALOÍSIO BORGES foi conosco até à Rua LÍBERO BADARÓ.
Chovia muito quando tomo um ônibus SANTA INÊS. Às 17:30 horas dou aula de Aritmética para os alunos do Preparatório para o Q.O.A.A.
Em casa assisto televisão: o 37º capítulo da novela “A GATA” – MOACIR FRANCO SHOW – ROTA 66.    
51 a. da tomada de fatos acontecidos em 25 de junho de 1965 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 12º - DIA 351º - 7 anos e 21 dias na FORÇA PÚBLICA - 398 dias como 2º TENENTE - 845 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
De manhã, tudo normal. No BATALHÃO DE GUARDAS as coisas não estão muito boas. O MAJOR ALOÍSIO BORGES não vê com bons olhos a transferência da Companhia de Transportes para os fundos do nosso quartel; isso o deixa com o fígado acérrimo. Hoje quem sofre com isso sou eu, mas de uma maneira não muito violenta - as relações de Descontos Variáveis do mês em pauta deu entrada no Serviço de Fundos em 14 do corrente, visto dia 11 ter sido feriado e 12 e 13 foram dias de não expediente pelo fato de serem sábado e domingo, respectivamente. O Serviço de Fundos não levou nada disso em consideração e não fez constar os descontos no mês de junho, nas folhas de pagamento. Isso não seria um caso tão grave assim, pois as companhias podem dobrar os descontos agora nas variáveis de julho, mas o Comandante do Batalhão fez um cavalo de batalha sobre o caso.
Vou ao Serviço de Fundos nesta manhã, juntamente com o CAPITÃO Dentista Doutor HAMILCAR CARRAMENHA. Percebendo que o Doutor CARRAMENHA que o pagamento vai atrasar, quer ele somente o seu hollerith, a fim de constar do processo para obtenção de um empréstimo sob garantia, na Caixa Beneficente. Conversamos com o 2º TENENTE QOAA DIRCEU DE ARRUDA e fica acertado que na quarta-feira o doutor CARRAMENHA conseguirá o seu holerith. Sobre o pagamento nada se fala ainda - dizem que a Secretaria da Fazenda apenas irá depositar o dinheiro no Banco do Estado no dia 2 de julho, fazendo com que o pagamento da Força Pública fique atrasado até aquela data.
A sexta-feira nada mais apresenta para nós no BG. Sobre a assunção de comando do TENENTE-CORONEL ANSELMO PERES não será nesta semana e talvez nem na outra, pois teremos dois feriados na próxima.
Chego em meu lar um pouco depois das 14 horas. Durante grande parte da tarde nada faço, a não ser conversar com minha senhora e brincar com meus filhos. A tarde se faz muito bonita, alegre, com um sol brilhante.
À noite, assistimos programas de televisão, principalmente o CLUBE DOS ARTISTAS, mas preferimos apreciar o número grandioso de balões que sobem aos ares e as diversas fogueiras que estão presentes nesta noite de junho. 
50 a. dos acontecimentos de 25 de junho de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 12º - DIA 350º - 8 anos e 21 dias na FORÇA PÚBLICA – 763 dias como 2º TENENTE – 81 dias na futura 2ª Companhia Independente de GUARULHOS.
É uma data completamente vazia, daquelas que vez ou outra aprecio imensamente, a fim de descansar e recuperar forças para os próximos afazeres.
Durante a tarde, ouço o desenrolar de uma partida de futebol, em que o BRASIL empata com a ESCÓCIA por 1 a 1. A seleção canarinho prepara-se para a COPA DO MUNDO, cujo início está marcado para 11 de julho.
Minha esposa tinha ido até o Grupo Escolar CARLOS DE LAET, a fim de participar de uma festa junina, juntamente com nossos filhos.
Na televisão, a partir das 18 horas, assisto um filme nacional, no canal 4, com ELIANA, ANSELMO DUARTE, DERCY GONÇALVES, ZÉ TRINDADE e GRANDE OTELLO.
NOVELAS: RENDENÇÃO e ALMAS DE PEDRA.
NOTICIÁRIO: A MARCHA DO MUNDO.
ASTROS  DO DISCO, no canal 7.
OS REIS DO RING, no canal 9: EDU x SARABANDA; TORPEDO x DIAS; KITAKA x VEIGA; EL TORO x ABDALLA; HENRIQUE x ROBERTO; VOLF x PANTERA. Ainda temos a australiana onde ROSA e MONROE se defrontam contra LA BARBA e JOCIL.     
47 a. do tombamento do SOLAR DO MAJOR NOVAES, na cidade de CRUZEIRO, em 25 de junho de 1969. Foi o primeiro bem tombado desde a criação do CONDEPHAAT, em 22 de outubro de 1968 pelo então governador ABREU SODRÉ. Nessa época, a definição do que era patrimônio estava marcada pelo caráter nacionalista e tinha enfoque no monumental. O CONDEPHAAT guarda uma telha de reposição do SOLAR DO MAJOR NOVAES. Também em 1969, o SOLAR DO BARÃO DE JUNDIAÍ foi reconhecido como patrimônio histórico. 
46 a. da invasão da CORÉIA DO SUL pelo EXÉRCITO POPULAR NORTE COREANO, em 25 de junho de 1970.
43 a. da internação do MÁRIO DE CAMPOS VENTURA, em 25 de junho de 1973, no ambulatório da CRUZ AZUL, atacado de hepatite.
39 a. nasce FERNANDA LIMA, em PORTO ALEGRE, no dia 15 de junho de 1977. O começo foi como modelo. Aos 14 anos, FERNANDA foi finalista de um concurso promovido por uma loja e começou a desfilar. Antes da estréia como atriz em “BANG BANG”, ela ficou famosa como apresentadora, primeiro do “INTERLIGADO”, da REDE TV!, e depois d “FICA COMIGO”, da MTV. Formada em jornalismo, FERNANDA LIMA interpreta a MARIA de “PÉ NA JACA”, novela que estreou na GLOBO em 20 de novembro de 2006. 
38 a. da decisão do título da COPA DO MUNDO DE 1978, realizada na ARGENTINA. No estádio do RIVER PLATE, em BUENOS AIRES, o time da casa vencia a HOLANDA por 3 a 1. ARGENTINA CAMPEÃ DO MUNDIAL DE 1978. O BRASIL venceu, no dia anterior, a ITÁLIA, por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar.
37 a. das anotações de 25 de junho de 1979. LUCINDA e sua irmã ESMERALDA vão ao Hospital do Câncer No CPChq o CORONEL PM RIGONATTO indica os oficiais para as Relações de Acesso, que serão organizadas na 1ª quinzena de Julho. Ajudo-o nessa sua empreitada.
A NOTA DE SERVIÇO nº CPChq 005/ 3 determina quais serão as atividades policiais coordenadas pelo nosso Cmt em 28 de junho de 1979 durante a decisão do Campeonato Paulista de 1978.
LUCINDA retorna do Hospital e vai passar o resto do dia na casa de sua irmã ESMERALDA. Tudo em ordem nos exames realizados. Nada foi constatado.
Nesta tarde começamos o expediente no Gabinete do Comandante. CAPITÃO PM NILO GAVIRA, do 1º BPTran, vem nos visitar. O CORONEL PM RIGONATTO assina a NOTA DE SERVIÇO sobre a OPERAÇÃO MORUMBI.
O MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA pretende fazer a ADESG.
Deixando o CPChq vou até a VILA BUENOS AIRES buscar a LUCINDA. Ali, assisto o JORNAL NACIONAL: BRASIL rompe relações diplomáticas com a NICARÁGUA. O Presidente FIGUEIREDO tem o seu carro movido a álcool.
LUCINDA e sua irmã falam sobre o enterro de uma mulher vítima de câncer.
Em casa começo a ler “O ESCÂNDALO DO PENTÁGONO”, de WILLIAM Mc GAFFIN e ERWIN KNOLL.    
33 a. falece ALBERTO GINASTERA, compositor argentino, em 25 de junho de 1983
32 a. da exumação dos restos mortais de JAIR BERALDES, no município de MAIRIPORÃ, em 25 de junho de 1984.
32 a. falece MICHAEL FOUCAULT (Poitiers, 15 de outubro de 1926Paris, 25 de junho de 1984) foi um importante filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. Todo o seu trabalho foi desenvolvido em uma arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Seu trabalho também se concentrou sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação. Em 1954, Foucault publicou seu primeiro livro, a "Doença mental e personalidade", um trabalho encomendado por Althusser. Rapidamente se tornou evidente que ele não estava interessado em uma carreira de professor, de modo que empreendeu um longo exílio da França. Porém, no mesmo ano, ele aceitou uma posição na Universidade de Uppsala, na Suécia como professor e conselheiro cultural, uma posição que foi arranjada para ele por George Dumézil, que mais tarde se tornou um amigo e mentor. Em 1958, ele saiu da Suécia para Varsóvia. Foucault voltou à França, em 1960, para concluir a sua tese e uma posição em filosofia na Universidade de Clermont-Ferrand, a convite de Jules Vuillemin, diretor do departamento de filosofia. Foi colega de Michel Serres. Em 1961, doutorou-se com a tradução e uma introdução com notas sobre "Antropologia do ponto de vista pragmático", de Kant orientado por Jean Hyppolite. Sua tese intitulada "História da loucura na idade clássica", foi orientada por Georges Canguilhem . Filho de um médico, ele estava interessado na epistemologia da Medicina e publica nesta área, "Nascimento da clínica: uma arqueologia do saber médico", "Raymond Roussel", além de uma reedição de seu livro de 1954 (no âmbito de um novo título, "Doença e psicologia mental". Na sequência da atribuição de Defert para a Tunísia, para o período de serviço militar, Foucault se mudou para lá também e tomou uma posição na Universidade de Túnis, em 1965. Em janeiro, ele foi nomeado para a Comissão para a reforma das universidades estabelecido pelo Ministro da Educação da época, Christian Fouchet, no entanto, um inquérito sobre a sua privacidade é apontado por alguns estudiosos como a causa de sua não-nomeação. Em 1966 ele publicou As Palavras e as Coisas, que tem um enorme sucesso imediato. Ao mesmo tempo, a popularidade do estruturalismo está em seu auge, e Foucault rapidamente é agrupado com estudiosos e filósofos como Jacques Derrida, Claude Lévi-Strauss e Roland Barthes, então visto como a nova onda de pensadores contrários ao existencialismo desempenhado por Jean-Paul Sartre. Inúmeras discussões e entrevistas envolvendo Foucault são então colocadas em oposição ao humanismo e ao existencialismo, pelo estudo dos sistemas e estruturas. Foucault, logo se cansou do o rótulo de "estruturalista". O ano de 1966 é uma emoção sem igual na área de humanas: Lacan, Lévi-Strauss, Benveniste, Genette, Greimas, Dubrovsky, Todorov e Barthes publicam algumas das suas obras mais importantes. Foucault ainda está em Túnis, durante os acontecimentos de maio de 1968, onde ele estava profundamente envolvido com a revolta estudantil na Tunísia, no mesmo ano. No outono de 1968, ele retornou à França e publicou "A arqueologia do saber", como uma resposta a seus críticos, em 1969.   
29 a. das anotações de 25 de junho de 1987: nesta quinta-feira, logo cedo, temos a Primeira Verificação Corrente do Curso Superior de Polícia. As matérias inaugurais são DIREITO CONSTITUCIONAL e DIREITO PENAL MILITAR O procurador aposentado LOUREIRO e a Professora ANA MARIA vêm aplicar essa Verificação.
No DIREITO CONSTITUCIONAL cai o Poder Constituinte dos Estados e Membros da Federação e os caracteres da Assembléia Constituinte. No DIREITO PENAL MILITAR as questões são mais complexas: a Súmula 297, a Emenda Constitucional nº 7/77, a Lei do Abuso de Autoridade. Começamos as provas por volta das 8 horas e as terminamos depois das 10 horas.
MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS: TENENTE-CORONEL PM PROFÍCIO dá as 9ª e 10ª aulas. Explica-nos as tendências do PMDB na atualidade.
À tarde, depois do almoço, fica difícil assistir as aulas.
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À SEGURANÇA PÚBLICA. O Professor SERGIO RODRIGUES BIO dá Eficiência e Eficácia de um Sistema Aberto (são suas 5ª e 6ª aulas).
Temos as 15ª e 16ª aulas do desembargador LAZZARINI – DIREITO ADMINISTRATIVO: Ato administrativo, Ato Jurídico, Fato Administrativo. Muitas perguntas surgem na classe e fica difícil o professor dar a aula.
Os tenentes CIDO, DANIEL e MAURO ajudam-me no período após aulas. A tarde está fria, mas estou tranqüilo por ter feito a 1ª Verificação Corrente. A segunda será de CIÊNCIA POLÍTICA e SOCIOLOGIA na próxima quarta-feira, 1º de Julho. Em GUARULHOS, em minha biblioteca, procuro concatenar as papeladas esparsas das diversas matérias do CSP.
Presidente SARNEY no RIO. Uma manifestação iniciada por membros da CUT e associações de servidores públicos teve a adesão de grupos brizolistas e populares que passavam diante da Academia Brasileira de Letras e, mais tarde, do Instituto Histórico e Geográfico. Os fatos mais graves aconteceram diante do Paço. Os manifestantes, que inicialmente vaiavam, gritavam palavras de ordem e insultos contra o presidente e comitiva, resolveram atirar pedras contra os ônibus que os conduziam. Uma dessas pedras estilhaçou o vidro da janela em que o Presidente estava. Logo depois foi feito o enterro simbólico do presidente. “Cartazes e caixões não se movem sós. Nem a violência é expontânea”. (palavras de SARNEY). JORGE MURAD, genro e secretário particular de SARNEY, ficou ferido no queixo e na cabeça.
CORINTHIANS faz sua nona partida invicta e é líder do 2º turno: CORINTHIANS  3 (todos de EDMAR) x AMÉRICA 1.
Faca e barra de ferro no saque em SÃO PAULO. O saque durou menos de dois minutos. : 40 pessoas, entre elas velhos e crianças, armadas de facas, canivetes e barras de ferro, invadiram o MARINA MERCADO, na periferia da zona leste de São Paulo. roubaram arroz, óleo, café, cigarros e 3 mil do caixa. As empresas automobilísticas vão começar a demitir em massa. A primeira será AUTOLATINA que reúne a Volkswagen e a FORD: deve dispensar cerca de quatro mil funcionarios  
27 a. falece RAFAEL ORTEGA GÓMEZ, “GALLITO”, toureiro espanhol, em 25 de junho de 1989.
27 a. falece EDWARD C. TUDOR, norte-americano inventor do transmissor, em  25 de junho de 1989.
26 a. da apresentação do Tenente-Coronel ANTÔNIO BRANCO no CPA/M-4, assumindo o Comando do 19o. BPMM, em 25 de junho de 1990. Eu comandava a área leste em 1990. 
25 a. da proclamação da INDEPENDÊNCIA DA CROÁCIA e da ESLOVÊNIA, em 25 de junho de 1991. A Assembléia da CROÁCIA aprova a decisão constitucional de soberania e independência. A Assembléia da ESLOVÊNIA se autoproclama “Estado soberano” ao ratificar três leis constitucionais.
24 a. do falecimento de uma sobrinha de dona EMÍLIA, ao praticar "roleta russa" em sua cabeça, no dia 25 de junho de 1992.
23 a. falece o CORONEL PM Ref SÍLVIO EMÍLIO DE OLIVEIRA, em 25 de junho de 1993.  
23 a. da invasão do WORLD TRADE CENTER, num subúrbio de JOHANNESBURGO, pelos Partidários da FRENTE NACIONAL AFRIKANER, em 25 de junho de 1993. Foi invadida a sala de conferência, onde delegados discutiam o fim do regime de minoria branca. Centenas de extremistas de direita sul-africanos, exigindo a criação de um estado branco separado, invadiram com um veículo blindado o prédio onde partidos negros e brancos discutiam a democratização da ÁFRICA DO SUL. O presidente FREDERIK  DE KLERK prometeu processar os invasores e o líder negro NELSON MANDELA exigiu a imediata prisão dos líderes de extrema-direita, afirmando que ele não ficaria satisfeito com a prisão apenas de seguidores.
22 a. falece o ex-secretário de Governo: JOSÉ CARLOS FIGUEIREDO FERRAZ, em 25 de junho de 1994.
22 a. soldados russos desfilam em BERLIM antes da retirada definitiva da parte oriental da cidade, onde permaneceram por 50 anos, em 25 de junho de 1994.
21 a. falece ERNEST WALTON, físico irlandês, em 25 de junho de 1995.   Prêmio NOBEL em 1951.
21 a. falece WILLIAM LAYTON, dramaturgo norte-americano, em 25 de junho de 1995.
21 a. falece o Major Ref. NELSON GOMES DA SILVA, em 25 de junho de 1995.
21 a. Frente Nacional para o Câmbio e para a Democracia triunfa nas eleições presidenciais no HAITI, em 25 de junho de 1995.
19 a. falece o oceanógrafo francês JACQUES COUSTEAU em PARIS, no dia 25 de junho de 1997. Nasceu na FRANÇA, em 11 de junho de 1910, na cidade de SAINT-ANDRÉ-DE-CUBZAC. Seu caso de amor pelas águas começou muito cedo, ainda criança. Desde os 4 ou 5 anos, ficava horas observando os barcos durante as férias na costa do MEDITERRÂNEO. Aos dez anos, mudou-se da cidade natal, SAINT-ANDRÉ-DE-CUBZAC, na região da GIRONDA, para NOVA YORK, nos ESTADOS UNIDOS. Aos 13 anos, de volta à FRANÇA, o adolescente foi enviado à ALSACIA para aprender alemão na escola particular de RIBEAUVILLÉ. Aluno mediano, mas muito criativo, ele inventou na piscina seus primeiros instrumentos para respirar debaixo d´água. Com 20 anos, desejoso de descobrir as riquezas do planeta, se inscreveu para a marinha. Em BREST, foi admitido no cruzador-escola JEANNE D´ÁRC e obteve a patente de segundo-tenente de navio de 1ª classe em 1934. Empolgado para ver o mundo, o jovem marinheiro ficou frustrado com as escalas muito curtas e o pouco contato com as populações locais. Em 1936, saiu da marinha, transferido para a Aeronáutica. Integrou a escola de HOURTIN, na GIRONDA, onde se apaixonou por SIMONE MELCHIOR. Filha de um antigo oficial da marinha que se tornara industrial na firma AIR LIQUIDE, ela tinha apenas 17 anos e um sonho: percorrer todos os oceanos. O ideal da jovem quase foi destruído por uma tragédia. Indo ao seu encontro, COUSTEAU sofreu um acidente de carro que o deixou com 12 costelas quebradas, um pulmão perfurado e um braço paralisado. A esperança de se tornar piloto acabara. O jovem contrapôs-se ao pessimismo dos médicos com uma vontade férrea e, em menos de um ano, recuperou-se totalmente. Voltou à Escola Naval de TOULON, e, em 12 de julho de 1937, esposou SIMONE em PARIS. O casal se instalou em BANDOL, na VILLA BARRY. Interessou-se pelo mergulho e começou a estudar o assunto. Inventou o “aqualung” e conquistou o OSCAR em 1956 com o documentário “O MUNDO SILENCIOSO”.  Entrou para a Escola Naval, em BREST, em 1930; adquiriu o “CALYPSO” em 1950; filmou “O MUNDO DO SILÊNCIO”, em 1955; fundou a “COUSTEAU SOCIETY”, nos ESTADOS UNIDOS, em 1973; criou a “FONDATION COUSTEAU” em 1981. Em 25 de junho de 1997, JACQUES COUSTEAU levantou definitivamente a âncora deste mundo. Em sua história, prevaleceu a fase de engajamento e a abnegação do fim da vida. Mas para seus companheiros de rota, sua lenda foi escrita graças à sombra de muitos outros, descartados pelo comandante sem o menor escrúpulo. Por ocasião de sua morte, JEAN-MICHEL declarou: “As pessoas eram instrumentos para meu pai. Ele se servia delas e as deixava quando não eram mais necessárias”. No dia em que foi velado, entretanto, o respeito e a emoção prevaleceram entre seus antigos camaradas do CALYPSO. A pequena frase do paxá não lhes saía da cabeça: “AS PESSOAS AFRONTAM O MAR. EU FAÇO AMOR COM ELE”.
19 a. falece o Major Ref. RODOLPHO TCHAK, em 25 de junho de 1997. Outras anotações nesta data: nesta quarta-feira dou uma aula no MMDS sobre Contatos Imediatos, aproveitando que está em voga a presença de OVNI. O caso de ROSWELL (Estado do NOVO MEXICO) em julho de 1947, foi esclarecido há dias pelo CORONEL JOHN HAYNES. Os oficiais presentes fazem inúmeras perguntas. Almoçamos num restaurante da Rua dos Carmelitas, inaugurado há alguns meses.
O MAJOR PM Res SALATIEL visita-me nesta tarde no MMDC. Dona REGINA chega para nos atrapalhar e dona MARIA fica extremamente nervosa com essa presença indesejável. O senhor PIRES deixa a Sociedade bastante irritado. O CORONEL CANAVÓ não se impõe como presidente e deixa essa mulher agir em nome do MMDC, criando sérios problemas.
O TENENTE-CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO abre mão do recebimento da Medalha CONSTITUCIONALISTA, neste ano, a fim de que possa ser condecorado o MAJOR PM BIAGIONI, da 5ª Seção do Estado Maior. Sobre esse assunto converso com o CORONEL PM GUIMARÃES, ISRAEL DIAS NOVAES e CORONEL CANAVÓ. O BIAGIONI receberá a Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”.
A Câmara Municipal de GUARULHOS entra em contato conosco. Quer fazer uma sessão solene em 8 de julho com a nossa presença.
Conversamos sobre a Rebelião dos PMs em MINAS GERAIS. O CORONEL CANAVÓ elabora um artigo sobre o assunto. O CABO PM VALÉRIO DOS SANTOS OLIVEIRA, de 35 anos, atingido por um tiro na cabeça, ontem, durante o conflito entre PMs grevistas e não grevistas, continua em estado de coma. O Presidente FHC falou hoje com o Governador EDUARDO AZEREDO, por telefone. A crise mineira faz a PMESP ficar em alerta.
Sol e calor na primeira semana de inverno caracterizam o veranico, um fenômeno que esquenta o clima brasileiro e piora o ar dos grandes centros. Com isso, pego uma gripe hoje ao regressar para GUARULHOS.
Assisto nesta noite BOLÍVIA x MÉXICO, uma das semifinais da COPA AMÉRICA. O MÉXICO marca aos 4 minutos do primeiro tempo, mas, aos poucos, a BOLÍVIA vai dominando o jogo, principalmente depois da expulsão de dois jogadores mexicanos. Vencendo por 3 a 1, a BOLÍVIA é a primeira seleção a se classificar para a decisão do próximo domingo. Enfrentará o ganhador de amanhã: BRASIL ou PERU.      
18 a. das seguintes anotações feitas em 25 de junho de 1998: a temperatura cai muito nesta quinta-feira. Essa madrugada foi a mais fria do ano. Com dores no meu pé esquerdo (reumatismo ou ácido úrico), vou para a cidade de SÃO PAULO. LUCINDA queixa-se de dores de dente.
No ônibus, ao atravessar o desvio na altura do CÓRREGO DOS JAPONESES, vejo o enorme buraco construído na Avenida TIRADENTES, depois da entrada para a Rua CLAUDINO BARBOSA, onde está sendo feita a canalização do córrego. Para que esse trabalho seja concluído irá levar algum tempo e os ônibus fazem uma grande volta para retornar à Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA.
No MMDS, fico sabendo que OREZ foi dar uma aula no BRÁS e levou o NATALENE para fazer seu aprendizado na segurança, já que retornará ao seu Estado no próximo domingo, dia 28. Converso com MARIVALDO, MAICOL e ELVIS. Eles viajarão para a BAHIA também no dia 28.
Assistimos o final de 007 CONTRA GOLDFINGER e o empate entre HOLANDA e MÉXICO por 2 a 2. O MÉXICO jogou com muita garra e se classifica para a fase seguinte da COPA. Nesse GRUPO E também tivemos BÉLGICA 1 x CORÉIA DO SUL 1, seleções eliminadas.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o Canal 21, através do ELIAS, entra em contato conosco. Quer fazer uma reportagem sobre o Movimento Constitucionalista de 32, entrevistando alguns veteranos. Falo com o CORONEL ATILIANO sobre esse assunto e também com o corneteiro de 32, ELIAS, “xará” do rapaz do Canal 21.
Senhor GERALDO FARIA MARCONDES encontra-se em ARAÇATUBA para receber seu futuro netinho. Telefona desse lugar para nós. O frio é intenso na tarde. Claudicando ao caminhar, regresso a GUARULHOS.
Assisto o segundo tempo de ALEMANHA 2 x IRÃ 0. Nesse grupo a IUGOSLÁVIA vence os ESTADOS UNIDOS por 1 a 0 e se classifica em segundo lugar. ALEMANHA em primeiro irá enfrentar o MÉXICO nas oitavas de final. A IUGOSLÁVIA será a adversária da HOLANDA.
Em POÁ, foi assassinado o PM RONALDO CORREIA NUNES, ao reagir a um assalto. O PM, a namorada e outro casal voltavam da Universidade BRAS CUBAS, onde RONALDO cursava Direito, e foram atacados num farol. RONALDO era filho do TENENTE-CORONEL PM Ref FRANCISCO CORREIA NUNES e estava há pouco mais de um ano na PM. Pertencia à 1ª Companhia do 17º BPMM – MOGI DAS CRUZES – e seu sonho era se formar em Direito e entrar para a Academia Militar do Barro Branco.
O goleiro ZUBIZARRETA, da ESPANHA, disputou ontem sua última partida como profissional, na inútil goleada da “FÚRIA” sobre a BULGÁRIA (6 a 1). ZUBIZARRETA é titular da seleção desde 1985. Disputou 127partidas em 13 anos e quatro COPAS DO MUNDO. Nos clubes, atuou 622 vezes, defendendo o ATLÉTICO DE BILBAO. O BARCELONA e VALÊNCIA. Ele foi o principal culpado da eliminação da ESPANHA por causa do “frango” que tomou contra a NIGÉRIA.
Mais dois favoritos foram hoje eliminados do TORNEIO DE WIMBLEDON. O espanhol CARLOS MOYÁ, atual campeão de ROLAND GARROS, foi derrotado pelo marroquino HICHAM ARAZI. ANDRÉ AGASSI perdeu para o alemão TOMMY HAAS. No feminino, a suíça MARTINA HINGIS, primeira do ranking, eliminou a russa ELENA MAKAROVA.
17 a. das anotações feitas em 25 de junho de 1999 (sexta-feira): o senhor GERALDO FARIA MARCONDES preocupa-se com a Conferência marcada para 26 de junho na AORPM. Quer que eu vá à Associação dos Oficiais da Reserva da PMESP hoje à tarde. Converso, por telefone, com o CORONEL PM MIQUELINI, lembrando-o da cessão de um púlpito do Salão de Conferências do QCG para a Conferência de DONA ELDA. Aproveito para trocar idéias sobre o 9 de Julho. O CORONEL PM VALDIR SUZANO, Supervisor Geral do evento, marcou reunião de todos os oficiais envolvidos às 15 horas, na Direção de Ensino e Instrução. No MMDS, CARMELO ainda não obteve notícias do estágio de CRISTIANO na BAHIA. Essa é a primeira semana de reciclagem.
CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES vai à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quer mandar convites para vários “irmãos” da maçonaria.
Recebo à tarde um telefonema do CORONEL PM VALDIR SUZANO. Pede para adiar a data da reunião do Conselho Supremo para depois do dia 16 de julho. Conforme acertos com o CORONEL PM LEMES essa reunião estava marcada para 12 de julho. O MARCONI aprontou as convocações hoje. Quase que iria acontecer nova confusão. O CORONEL PM SUZANO argumenta que o vice-presidente eleito, CORONEL PM MELO ARAUJO, está viajando para a ALEMANHA e só retornará depois de 16 de julho.
Chega o currículo do deputado estadual PASCHOAL THOMEU. O TENENTE PM GUEDES acha-se no MMDC e o leva. Falta apenas o currículo do neto do GENERAL “CANDOCA”, do RIO GRANDE DO SUL. É um dos apadrinhados do CORONEL CANAVÓ.
Na AORPM, às 15 horas, encontra-se o senhor MARCONDES e membros da Secretaria da TERCEIRA IGREJA DE CRISTO CIENTISTA. Lá compareço. Acertamos com os tenentes NASCIMENTO e CORNÉLIO alguns detalhes para a Conferência de amanhã. Conversamos com o presidente, CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Alguns alunos oficiais estão visitando a AORPM.
Melhoro bem da gripe. Em casa, nessa noite, telefonam-me o CORONEL PM MIQUELINI, o professor AFIF CHACUR e a secretaria da AORPM (esta para confirmar a chegada do Púlpito à Associação).          
Assisto os jornais da RECORD e da GLOBO: O aumento no preço da gasolina vai causar uma alta nos setores alimentícios e de transporte. Do pãozinho ao táxi, da fruta ao ônibus, tudo está sob ameaça. A indústria do trigo e os panificadores avisam que não têm como absorver o tarifaço e seu reflexo no frete.
O goleiro do PALMEIRAS, MARCOS, foi hoje convocado pelo técnico LUXEMBURGO para a COPA AMÉRICA. Assume a vaga de CARLOS GERMANO, cortado por contusão.
SILVINHO vai deixar o CORINTHIANS para jogar na INGLATERRA. O ARSENAL vai pagar 6 milhões de dólares pelo lateral. SILVINHO viaja amanhã para LONDRES.
A administradora de empresas ROSÂNGELA MARIZ, 46 anos, foi morta por uma bala perdida que teria sido disparada pelo PM MARCOS DOS SANTOS, 23 anos, no BOM RETIRO. Argumenta o policial que estava perseguindo um ladrão que roubara seu carro.
Nesta noite, no computador, faço as principais anotações de 26 de junho. São referentes a fatos que aconteceram, em anos diferentes, nesta data. Atualizo também os números de anos de fatos acontecidos em 27 de junho, que já estavam registrados, apenas acrescentando mais um ano no transcorrer dos episódios principais que mereceram o destaque de minha parte.
Hoje adquiri o livro O GUARANI, de JOSÉ DE ALENCAR. É o segundo livro da série VESTIBULAR que o ESTADÃO edita às sextas-feiras.
16 a. falece o cantor WILSON SIMONAL, aos 61 anos, vítima de problemas renais crônicos, no dia 25 de junho de 2000. Nasceu em 16 de fevereiro de 1939. Foi ele acusado de delatar colegas ante a polícia política, no regime militar. A partir de 1972, foi boicotado no meio artístico e intelectual, mas a  ligação que teria com o governo dos militares jamais foi provada. Em fins dos anos 60, ROBERTO CARLOS era o único cantor que rivalizava com SIMONAL, enquanto o REI ampliou seu público nos anos 70, a carreira de SIMONAL implodiu por conta dos boatos. Gravou discos obscuros ao longo das décadas de 70 e 80, até morrer em 25 de junho de 2000. A fase áurea de sua obra está restrita ao período 1961-1971, onde  ele marcou sua estréia com as músicas “TEREZINHA” e “BIQUÍNIS E BORBOLETAS”. Depois cantou “XOTE DAS MENINAS”, “MADALENA”, “A NOITE DO MEU BEM”, músicas de LUIZ GONZAGA, IVAN LINS e DOLORES DURAN, respectivamente. Um livro, escrito pelo jornalista RICARDO ALEXANDRE, acompanha uma caixa de nove CDs “WILSON SIMONAL NA ODEON”, produzida pelos filhos do cantor, MAX DE CASTRO e WILSON SIMONINHA, em 2004. RICARDO ALEXANDRE fez a biografia detalhada de SIMONAL, que foi do céu ao inferno sem perder seu suingue único. Principal nome do gênero rotulado de “pilantragem”, SIMONAL tinha um vozeirão cheio de ginga e transitou por bossa nova, samba-rock e samba-jazz com versatilidade incomum na sua época. Foi o primeiro intérprete negro a escalar o topo da parada brasileira. Acima de raças, foi um grande cantor calado por trágicas circunstâncias.    

ACONTECEU EM 25 DE JUNHO DE 2001 : -     SEGUNDA-FEIRA

Em assembléia realizada ontem à noite, os funcionários do METRÔ decidiram entrar em greve nesta segunda-feira. A paralisação afeta 2,4 milhões de usuários. O trânsito fica caótico, com 129 quilômetros de congestionamento. Às 9:40 horas estou embarcando num lotação, na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. O motorista evita o trânsito da marginal e entra pela VILA GUILHERME e ruas menos movimentadas. Desço na Avenida CRUZEIRO DO SUL e faço o caminho a pé até o MMDS. Passo pela CANTAREIRA, PARQUE DOM PEDRO II e percebo a grande movimentação de pedestrres. A temperatura é de 24 graus e isso ajuda bastante a caminhada. Às 11 horas, chego no MMDS. Muitos integrantes da Entidade não comparecem na reunião. Os presentes comentam a greve do METRÔ e o sexto dia do julgamento do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES.
Mais tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vemos que a greve prejudicou os nossos funcionários. Eles perdem a hora. Resolvo problemas urgentes e não vou permanecer muito tempo no MMDC. Às 15 horas, através Rua BOA VISTA, FLORÊNCIO DE ABREU, faço a caminhada até a ARMÊNIA. Ali, embarco no EXPRESSO COCAIA.
Chego cansado em casa. Procuro assistir pela tevê a confusão proporcionada pela greve do METRÔ. O Tribunal Regional do Trabalho julga a greve dos metroviários abusiva e determina multa de cem mil reais por dia parado. A categoria ignora tais medidas e diz que amanhã prosseguirá o movimento. Também assisto as reportagens sobre como se processou mais um diz do julgamento do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES. 

MILHARES DE USUÁRIOS DO METRÔ ficam sem condução por causa da greve dos funcionários, que querem melhores salários. Sou obrigado a fazer uma caminhada pelos lados da Rua CANTAREIRA, PARQUE DOM PEDRO II, até atingir o MMDS. Na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC pouco tempo fico porque tenho de caminhar novamente até chegar ao ponto de ônibus do EXPRESSO COCAIA. Ali , embarco num lotação, bastante cansado. A GREVE não termina nesta tarde.

FALECEU O DIRETOR-GERAL DA CENTRAL GLOBO DE JORNALISMO, jornalista EVANDRO CARLOS DE ANDRADE, de 69 anos, vítima de uma doença que aumenta os glóbulos vermelhos - policitemia vera. Desde 1995, era diretor-geral da Central Globo de Jornalismo. Antes, havia passado 24 anos como diretor do jornal O GLOBO. Escreveu sua primeira reportagem em 1951, aos 18 anos, no CORREIO RADICAL, um jornal que teve vida curta. Depois foi trabalhar no DIÁRIO CARIOCA e logo tornou-se chefe de reportagem. Nos anos 60, ANDRADE foi para BRASÍLIA e passou pelas sucursais do JORNAL DO BRASIL e do ESTADO, onde foi diretor a partir de 1967. Em 1971, assumiu a direção de O GLOBO. Na TV GLOBO, mudou o perfil dos jornais regionais e criou a GLOBO NEWS, que entrou no ar em 1996.

O ESCRITOR JORGE AMADO teve uma melhora considerada a mais significativa desde quando foi internado no HOSPITAL ALIANÇA. A infecção que atingia os pulmões e o fígado do escritor foi controlada. A notícia animou familiares e a equipe médica do HOSPITAL ALIANÇA, onde o escritor está internado desde quarta-feira, quando teve uma crise de hiperglicemia, provocada por uma infecção urinária. Em 1993, quando sofreu um infarto agudo do miocárdio, JORGE AMADO permaneceu dez dias internado no ALIANÇA. Três anos depois, para se submeter a uma desobstrução de artéria coronária uma angioplastia, o escritor ficou mais quatorze dias no hospital. Nesta época, tinha dois projetos, um romance baseado nas aparições de NOSSA SENHORA, ambientado em SERGIPE ou ALAGOAS, e uma novela para a qual chegou a escolher o título, “BÓRIS, O VERMELHO”.   

O NÚMERO DE MORTOS no terremoto de 23 de junho no sul do PERU subiu hoje para 97. Milhares de pessoas buscavam abrigo muitas vezes sem a ajuda governamental, sem recursos para atender a todos.

NO SEXTO DIA DO JULGAMENTO DO CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES, os sete jurados repetiram o trajeto da tropa comandada pelo coronel no dia do massacre do Carandiru. A visita ao pavilhão nove durou 12 minutos. Eles caminharam da entrada até o pavilhão, tiveram acesso as escadarias, corredores e galeria do primeiro andar. Depois, começaram a ser ouvidas as testemunhas da acusação.

VLADIMIRO MONTESINOS chega a LIMA deportado pelas autoridades da VENEZUELA.

SALA BRASIL DE CINEMA, na T V BANDEIRANTES -
BAILE PERFUMADO - filme de 1997, com DUDA MAMBERTI e LUÍS  CARLOS VASCONCELOS. Narra as aventuras de um imigrante libanês que vai ao nordeste disposto a fazer um documentário sobre o cangaceiro LAMPIÃO e o seu bando.

2 002  :  -     TERÇA-FEIRA
BARCELONA comemora os 150 anos do arquiteto catalão ANTONI GAUDÍ. Serão lançados 35 novos livros sobre a pessoa de GAUDÍ, além da realização de 65 exposições, 24 espetáculos, 11 concursos, um desenho animado, muitos concertos e até um evento de música pop da MTV européia. BARCELONA está em festa. A cidade deve ao arquiteto sua projeção internacional. É a única no mundo a ter edifícios modernistas declarados pela UNESCO como PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. Cerca de 90 % dos turistas que circulam pelas ruas estão ali para ver as obras de GAUDÍ.

Na manhã fria desta terça-feira, embarco num ônibus por volta das 8 horas, a fim de comparecer a uma reunião no gabinete do vereador RAUL CORTEZ, no 6º andar da CÂMARA MUNICIPAL. Ali, estão: o presidente da SODEPRO, WÁLTER TAVERNA; Professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM; advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO; advogado PEDRO PAULO PENNA TRINDADE; LEANDRO, assessor do vereador RAUL CORTEZ; DÉBORA NERI SILVA NICOLETTI, assessora jurídica, com a finalidade de discutir em que situação está o Projeto de Lei Municipalista 0023/02, de autoria do vereador WILLIAM YOO, que trata da anulação do Decreto da prefeita MARTA SUPLICY, mudando o nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. Esse projeto foi discutido na COMISSÃO DE JUSTIÇA e foi aprovado com apenas um vereador votando contra (ARSELINO TATTO). O passo seguinte é aguardar o momento do projeto entrar em pauta para discussão e votação em plenário. Conversamos muito sobre os eventos dos setenta anos do Movimento Constitucionalista de 32 e os momentos em que poderão servir de oportunidades para o repúdio pelo ato da prefeita.
Isso vai até às 12 horas. Saio da Câmara com o advogado PEDRO PAULO PENNA TRINDADE que quer se filiar ao MMDC. Damos uma caminhada do Viaduto Jacareí até a Praça João Mendes.

Chega ao nosso conhecimento que a ALEMANHA é a primeira finalista da COPA DO MUNDO, tendo vencido por 1 a 0 a CORÉIA DO SUL. Irá enfrentar o vencedor do jogo de amanhã : BRASIL x TURQUIA. 

Chego à Sociedade por volta das 13:20 horas, sem ter tempo de almoçar. Aí começa uma verdadeira guerra para atender as pessoas que comparecem nesta tarde no MMDC, bem como aos telefonemas. O Cel. MENDES passa pela Sociedade e me auxilia no possível. Ele trouxe o currículo do delegado de polícia MARTINS FONTES, um dos homenageados do NOVE DE JULHO com a Medalha Constitucionalista. Da DAMCO, liga-me a Capitão SUZUKI, a respeito de dúvidas no tratamento das pessoas que irão receber a medalha e que o Sargento OSVALDO precisa colocar nos diplomas.

A filha do ex–combatente MOACYR FRANÇA, falecido há 18 meses, -MARIA LUISA - vem pleitear a PENSÃO ESPECIAL para sua mãe. Isso faz com que percamos um tempo precioso, pois quer sair com a Certidão assinada por mim, a pedido do Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, nosso presidente, que se encontra adoentado, mas está esperando o documento para colocar sua assinatura, ainda hoje. MOACYR FRANÇA combateu nas regiões de MOCOCA, CANOAS, GRAMA, ITOBI e CAMPINAS, como voluntário do BATALHÃO DO OESTE, promovido a cabo, batalhão esse incorporado à COLUNA ROMÃO GOMES.
Recebemos também, via fax, um dos currículos mais difíceis de ser encaminhado, pois o CONTRA–ALMIRANTE MARCUS VINÍCIUS IÓRIO HOLLANDA trabalha na ASSISTÊNCIA DA MARINHA, no RIO.
Recebo a visita do industrial JOSÉ MIGUEL CHADDAD, parente de ex–combatente, que quer participar nas festividades do NOVE DE JULHO.   
O Cel. LEMES, vice–presidente do CONSELHO SUPREMO, telefona-me para discutir a pauta da reunião do Conselho, no dia 28 de junho, no QUARTEL DO COMANDO GERAL, quando iremos estudar a criação do CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA. Vou também indicar três nomes de sócios para serem guindados à posição de conselheiros, cuja aprovação deve ser submetida ao CONSELHO .
Um desses nomes é o do procurador do ESTADO, aposentado, EGBERTO MAIA LUZ, nosso velho professor de Direito Penal na ESCOLA DE OFICIAIS. Converso com ele por telefone.
Recebo também a visita do MÁRIO FLAGA, vice–presidente da FORÇA INTERNACIONAL DE PAZ DA ONU. Ele receberá a Medalha Constitucionalista no NOVE DE JULHO. 
A TV GLOBO, regional de SÃO CARLOS, vem entrevistar o Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, que também comparece na Sociedade nesta tarde. Ele me conta que esteve na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, na reunião de ontem. Recebemos cerca de 250 cartazes confeccionados pela Associação Comercial, alusivos ao Movimento Constitucionalista, para serem distribuídos por nós.
Conversamos, via fone, com a presidente do Instituto Histórico e Geográfico, doutora NELLY CANDEIAS, sobre a abertura de uma exposição em 8 de julho.
Deixo o MMDC com o CORONEL MENDES. Estamos cansados, mas contentes por ver que nosso ideal está sendo levado a sério.
Já tarde, embarco num ônibus EXPRESSO COCAIA, totalmente lotado.
Em casa, ainda ligo para GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e GERALDO FARIA MARCONDES, que não estiveram hoje na Sociedade, para contar os acontecimentos do dia. Também recebo em casa telefonemas do GENERAL BUENO e MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, relativos aos festejos dos setenta anos do Movimento Constitucionalista.

Depois de tumultuar a vida do paulistano, que ficou dois dias sem ônibus, motoristas e cobradores encerraram a paralisação no final da tarde, após acordo no TRT. O segundo dia da greve irritou a população, pois muita gente foi obrigada a andar a pé para chegar ao trabalho. O prejuízo com a não arrecadação de tarifas chegou a oito milhões de reais.

Ontem, após comandar por apenas cinco semanas o “CIDADE ALERTA” da RECORD, NEY GONÇALVES DIAS devolveu o cargo a JOSÉ LUIZ DATENA, em uma pomposa cerimônia na frente das câmeras, que envolveu até a espetacular chegada de DATENA a bordo do helicóptero ÁGUIA DOURADA. O veterano NEY GONÇALVES DIAS, que foi o primeiro âncora do “CIDADE ALERTA” e ficou no comando do programa de 1995 até meados de 1997, parece não se incomodar com o papel de substituto. Calmo, disse que “sempre soube que DATENA voltaria”. Agora espera apresentar um novo programa na RECORD, que ainda não tem data para estrear.

FALECEU o ex–ministro da SAÚDE, no governo ITAMAR, e presidente do TRIBUNAL DE CONTAS do Estado de GOIÁS, HENRIQUE SANTILLO, aos 64 anos, em conseqüência de um derrame cerebral, em ANÁPOLIS. SANTILLO foi SENADOR e GOVERNADOR de GOIÁS pelo PMDB.

NASCEU a primeira neta dos atores BETTY FARIA e CLÁUDIO MARZO. GIÚLIA é filha de ALEXANDRA MARZO e SEAN BUTTLER, no RIO DE JANEIRO.

Foi leiloado o quadro do pintor espanhol PABLO PICASSO - NU AU COLLIER (NU COM COLAR) - , de 1932. A obra, em óleo sobre tela, retrata MARIE-THÉRÈSE WALTERS, amante e musa do artista nesse período da vida, e não era vista em público havia sessenta anos. Foi arrematada por 24 milhões de dólares, cerca de 67 milhões de reais, o valor mais alto alcançado entre as obras de arte leiloadas neste ano na INGLATERRA. Um dia antes, um quadro da série NINFÉIAS, do francês CLAUDE MONET, havia sido vendido por 20 milhões de dólares.
  
O incêndio que já devastou 150 mil hectares de mata no Estado americano do ARIZONA destruiu parte da cidade de SHOW LOW, onde moram cerca de oito mil habitantes. Os bombeiros calculam que 116 casas foram queimadas em menos de 48 horas. A seca, o calor excessivo e os fortes ventos são as maiores dificuldades para conter as chamas. As equipes de resgate abandonaram a região e SHOW LOW poderá ser totalmente destruída.

MORREU o pugilista panamenho PEDRO “ROCKERO” ALCAZAR, aos 26 anos, 40 horas depois de ter sido nocauteado pelo mexicano FERNANDO MONTIEL, num combate que decidiu o título mundial dos supermoscas. Em decorrência de lesões no cérebro.

Na edição de hoje, o JORNAL DA TARDE mostrava que 20 homens haviam metralhado a fachada da Prefeitura do RIO DE JANEIRO durante a madrugada. Além disso, motoristas de ônibus da capital paulista haviam entrado em greve por conta de reajuste salarial deixando 3,78 milhões de pessoas sem transporte. Na COPA DO MUNDO, RONALDO havia criado um topete que se tornaria tendência.

25 DE JUNHO DE 2003   :   -    QUARTA-FEIRA
O CORONEL PM Ref. PAULO TENÓRIO DE ROCHA MARQUES faz um contato telefônico comigo, pelas 9 horas. Quer que eu participe de uma reunião na TRATORIA DA CONCHETA, amanhã à noite, com a finalidade de combinar detalhes para um desagravo pela troca do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, justamente no dia em que comemoraremos o Movimento Constitucionalista. A idéia é acontecer um desfile de carros e motos, no local do túnel, antes desses segmentos participarem do evento no IBIRAPUERA. Estão tratando disso o pessoal relacionado com a SODEPRO: WÁLTER TAVERNA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, representantes da comunidade de CERQUEIRA CÉSAR e do BIXIGA, imprensa falada e escrita e responsáveis pelos carros antigos e motos que irão desfilar no NOVE DE JULHO. É um momento excepcional para questionar a mudança do nome do túnel, feita pela prefeita num dos momentos mais infelizes de sua vida política.

Deverá seguir para a Polícia Militar da BAHIA, em estágio, apenas o RONALDO, pois AMÉRICO não poderá se afastar dos cursos que vêm fazendo, a fim de não perder sua bolsa de estudo. Os oficiais da co-irmã estão encerrando a reciclagem que começou no início de junho. VICTÓRIO está encarregado de relatar o aproveitamento dos mesmos.
Tenho uma tarde atarefada na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sem as presenças das pessoas que poderiam ajudar nos problemas que vão surgindo: começa com uma solicitação do editor assistente de fotografia do jornal FOLHA DE SÃO PAULO, querendo fotografar os operários trabalhando no Monumento-Mausoléu. O Sr. MARCONDES mandou dizer que está viajando. DONA CÉLIA não sabe o que fazer para evitar o repórter. Acho isso errado, pois divulgar o obelisco é uma das nossas finalidades. O presidente tem medo de que seja uma artimanha do “inimigo”. Mas não se pode olhar o problema dessa maneira. Entro em contato telefônico com ROGÉRIO CANELLA, repórter editor e ele me explica que é uma fotografia panorâmica, face a atual situação do Monumento, que inclusive saiu uma tomada fotográfica na edição de hoje do jornal O ESTADO. A presença do CARLOS HOMEM querendo ajudar-nos na divulgação da solenidade NOVE DE JULHO, é salutar, muito embora tenhamos muita coisa para resolver. Ele ajuda na maneira do possível. O Departamento de Ciências Jurídicas da UNINOVE manda um aluno – PAULO ROBERTO DE LIMA – fazer um trabalho acadêmico sobre o Movimento Constitucionalista. Tenho de atender vários telefonemas, inclusive combinar com o responsável pelo FRATERNIDADE  MOTO CLUBE, para uma reunião na TRATORIA DA CONCHETA, amanhã, às 19:30 horas, compartilhando do desagravo pela mudança do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. Sobre esse assunto, entro em contato telefônico com o responsável pelos carros antigos, ANTÔNIO FONTELAS.

MORREU hoje, em OURINHOS, aos 86 anos, o arquiteto ROBERTO CERQUEIRA CÉSAR, um dos homens a quem SÃO PAULO deve algumas de suas mais importantes concepções urbanísticas e se orgulhava de ter lutado em quase 60 anos de carreira por todas as causas da Grande São Paulo. Foi CERQUEIRA CÉSAR quem definiu a EMURB, que nasceu de uma proposta sua na gestão do Prefeito FIGUEIREDO FERRAZ. Ele era neto de JOSÉ ALVES DE CERQUEIRA CÉSAR, que foi governador do Estado e um dos fundadores do jornal A PROVÍNCIA DE SÃO PAULO, atual O ESTADO DE SÃO PAULO, e na década de 1960 foi colaborador do jornal. Formado pela Escola POLITÉCNICA, onde concluiu o curso de Arquitetura em 1940, CERQUEIRA CÉSAR entrou no Escritório Técnico RINO LEVI, no qual trabalhou por muitos anos, passando em 1965 a sócio-gerente da RINO LEVI-ARQUITETOS ASSOCIADOS.

EMPOSSADOS três novos ministros do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: o advogado sergipano CARLOS AYRES BRITTO, de 60 anos; o desembargador paulista ANTÔNIO CÉZAR PELUSO, de 60 anos; e, o procurador da República, JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES, de 48 anos – respectivamente nas vagas de ILMAR GALVÃO, SYDNEY SANCHES e JOSÉ CARLOS MOREIRA ALVES.

A Justiça de UBATUBA, no Litoral Norte de SÃO PAULO, decretou a prisão preventiva dos cinco policiais civis de SÃO SEBASTIÃO acusados de tentativa de extorsão contra dois comerciantes, no último dia 11. Sábado último, dia 21, o Ministério Público havia oferecido denúncia à Justiça contra os investigadores. Eles teriam exigido seis mil reais às vítimas para não efetuarem um suposto flagrante de tráfico de drogas. Os acusados – FÁBIO ALEXANDRE ALVES FARIA, MAURO SALES SATO, JORGE APARECIDO LOPES CESÁRIO, RENER AVENILO DA LUZ e CRISTINA CONTE WIETHY – fazem parte da equipe de investigadores da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes). O grupo está no Presídio Especial da Polícia Civil, em SÃO PAULO, e o prazo da prisão temporária estava previsto para vencer hoje. Eles foram acusados pelo MP de extorsão, roubo, formação de quadrilha e denúncia caluniosa contra dois irmãos comerciantes de UBATUBA.

Sem citar o nome do apresentador MILTON NEVES, com quem brigou na noite de segunda-feira, dia 23, durante entrega de um prêmio, o jornalista JOSÉ LUIZ DATENA negou que tenha ameaçado agredir o concorrente. Após apresentar no “BRASIL URGENTE”, na TV BANDEIRANTES, reportagem sobre carta em que o PCC promete matar autoridades e jornalistas, DATENA disse: “Seria incapaz de ameaçar. Não é de minha índole”. DATENA disse ser vítima constante de ameaça e partiu para o ataque: “Jamais faria uma coisa dessas, principalmente com alguns palhaços que existem por aí”. Na noite de 23 de junho, NEVES, que apresenta o “CIDADE ALERTA”, na RECORD, foi ao 36 º Distrito Policial (VILA MARIANA) e disse ter sido ameaçado de “forma incisiva e colérica”. DATENA foi ao 34 º DP (MORUMBI) e disse que NEVES o puxou pelo paletó de maneira agressiva.

Numa retratação pública, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA tentou reverter o mal-estar causado por suas declarações na CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI), culpando a imprensa de tê-lo interpretado equivocadamente e garantindo que não quis ofender o Congresso ou o Judiciário. O início de crise institucional e a irritação de parlamentares e magistrados foram provocados pela declaração de LULA que se disse, ontem, disposto a enfrentar até resistências do Congresso e do Judiciário para implantar as mudanças no País e devolver ao BRASIL o lugar de destaque que ele merece. As declarações motivaram reações iradas no Congresso, mas no Judiciário a crise foi dada como superada após as explicações.

LIBERTADO o ex-presidente da Assembléia Legislativa do ESPÍRITO SANTO, JOSÉ CARLOS GRATZ, acusado de pagar propina a empresários e deputados para se eleger. Detido havia 128 dias, teve seu pedido de habeas corpus aceito pelo Superior Tribunal de Justiça.

CONDENADA a emissora SBT a pagar dois milhões e 250 mil reais à ENDEMOL e seis milhões à REDE GLOBO, por considerar o programa CASA DOS ARTISTAS plágio do BIG BROTHER. O SBT irá recorrer.

DECRETADA a indisponibilidade dos bens da cineasta NORMA BENGELL, de 68 anos, por não comprovar a correta utilização de recursos provenientes de incentivos fiscais no filme O GUARANI. Ela já foi condenada em maio deste ano a devolver três milhões e oitocentos mil aos cofres públicos. Pela JUSTIÇA FEDERAL DO RIO.

A SECRETARIA DA SAÚDE de SÃO PAULO descartou a suspeita de contaminação do remédio que matou os bebês RAIMUNDO DA ROCHA, de 20 dias e LUIZ FELIPE EMÍDIO, de 30 dias. Se comprovado o erro na prescrição ou no procedimento, o profissional responsável poderá ser indiciado por homicídio.

O SANTOS perdeu por 2 a 0  para o BOCA JUNIORS, nesta noite, no LA BOMBONERA e complicou as chances de conquistar o título de campeão da TAÇA LIBERTADORES. Os gols da equipe argentina foram marcados por DELGADO. Com a derrota, O BOCA JUNIORS poderá perder por um gol de diferença na partida de volta, quarta-feira, dia 2 de julho, no MORUMBI. Apesar do resultado negativo, os craques do SANTOS não jogaram a toalha. DIEGO diz que dá para reverter a vantagem do rival no MORUMBI. Segundo ele, o placar da partida foi injusto. Quando mais o SANTOS atacava, em busca do empate, num contra-ataque, o BOCA JUNIORS fez o segundo gol.

Depois de uma batalha de quase quatro horas, o paulista FLÁVIO SARETTA venceu o argentino AUGUSTÍN CALLERI a avançou à terceira rodada do GRAND SLAM DE WIMBLEDON. Já GUSTAVO KUERTEN não teve a mesma sorte e provou que realmente não gosta da grama ao perder por 3 a 0 para TODD MARTIN.

Relatos de que grupos radicais haviam assinado no CAIRO, EGITO, uma trégua de três meses circularam hoje no ORIENTE MÉDIO, mas foram logo desmentidos, em territórios palestinos, por dirigentes desses grupos, enquanto a violência dava mostras de dificuldade de levar adiante o “mapa da paz”. Num ataque com mísseis na FAIXA DE GAZA, forças israelenses mataram dois palestinos. Outros dois foram mortos durante um combate na mesma região.

PRESO o ministro da INFORMAÇÃO do governo deposto de SADDAM HUSSEIN, MOHAMMED SAEED AL-SAHAF, num bloqueio montado por tropas americanas. AL-SAHAF ganhou fama internacional – e o apelido de EL CÓMICO, em oposição ao EL QUÍMICO – por ironizar o avanço americano no IRAQUE. Após prestar depoimento, ele foi libertado. Em BAGDÁ.
         

2 004  :   -  SEXTA-FEIRA.
FALECEU O CORONEL PM Ref. LIBERTÁRIO PALUMBO. Nasceu em 13 de abril de 1916. Durante os tempos que trabalhei no CPChq, sediados nos fundos do GINÁSIO DELPHIN BALANCIER, PALUMBO lá comparecia para jogar volibol às terças e quintas-feiras, juntamente com NELSON TRANCHESI, WÁLTER LARA, JÓBIO MIRANDA, PESSANHA, WALDEMAR NOGUEIRA, ROLDÃO, e muitos outros.

“PELÉ ETERNO” estréia hoje em 150 salas no BRASIL (32 na GRANDE SÃO PAULO). O documentário é dirigido por ANÍBAL MASSAÍNI NETO. O filme exibe 400 dos mais de mil gols marcados pelo REI, três mil fotografias, 2.100 narrações de gols, 150 depoimentos e ainda 1.500 manchetes de jornais do mundo. “PELÉ ETERNO” tem cenas que emocionam, mas, em alguns momentos, os elogios são exagerados. O filme começou a ser produzido em 1999 e custou 5,5 milhões de reais. Em 21 anos, PELÉ marcou 1.281 gols, participou de 1.375 jogos e 59 campeonatos e foi, por dez anos, artilheiro do CAMPEONATO PAULISTA. O filme recebeu ontem convite par participar do SPORT MOVIE e TV 2004, em MILÃO, onde concorrerá ao prêmio GOURLANDE D´HONNEUR AWARD, a ser entregue em 29 de outubro.

Com quase 38 milhões de telespectadores por dia, “CELEBRIDADE” termina hoje com menos interesse no mistério policial do que no destino de seus inúmeros alpinistas sociais, que podem ser castigados. Fama sem talento tem perna curta, não leva a lugar algum. O autor demonstrou, durante a novela, que trocar uma experiente produtora de shows por uma franco-atiradora era apenas uma questão de vontade ou de oportunidade. A golpista LAURA até certa altura, foi competente administrando o “espólio” de MARIA CLARA DINIZ (MALU MADER).

Finalmente cruzo com GESOFATO, por volta das 11:30 horas. Ele se encontra no MMDS quando ali chego. Desde o dia 8 de junho, quando ele chegou, é a primeira vez que conversamos neste seu novo estágio em SÃO PAULO. Veladamente, queixa-se do ARLINDO, por ter tomado umas “cervejas para mais” e batido o carro numa madrugada desta semana. Isso fez com que alguns compromissos fossem adiados por causa da impossibilidade de se locomover. Hoje, VICTÓRIO irá participar do monitoramento ao oficial baiano, bem como o LUZ.

Uma série de telefonemas no MMDC impede que eu possa conversar com o presidente, que vem à Sociedade para recepcionar os oficiais do CPOR. Entre os contatos desta tarde: OGG POZZOLI (pergunta se chegou o seu currículo e diz que o comando dos carros antigos estará a cargo de outra pessoa, uma vez que ele irá receber a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, Cel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, PROFESSORA EDIMARA, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (uma pessoa encarregada do Cerimonial diz que haverá uma sessão solene no dia 8 de julho, homenageando o Movimento Constitucionalista de 32), INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO (a presidente NELLY CANDEIAS mandou um ofício ao Comandante Geral solicitando CORAL, LANCEIROS e CLARIM para o dia 3 de julho, um sábado, quando fará uma evocação ao falecido CELSO CELESTINO BOURROUL). O Cel MENDES também está presente no aguardo da chegada do Cmt do CPOR. No entanto, houve um contratempo no quartel, quando o TENENTE-CORONEL CARDOSO está atendendo um general. Com isso a audiência marcada para esta tarde fica transferida para 2 ª feira, dia 28. 

Finalmente chegou o último currículo, o do presidente do CONDEPHAAT, JOSÉ ROBERTO MELHEM. Na segunda-feira, dia 28, deverão chegar os diplomas para a assinatura do presidente e do secretário das Medalhas, Cel MENDES. Os currículos serão encaminhados nesse dia para a DAMCO, a fim de serem examinados pelo Conselho de Honrarias e Méritos do Palácio do Governo.

Retornando a GUARULHOS, depois do Cel MENDES me deixar perto do ponto do EXPRESSO COCAIA, vou encontrar a Rua BENVINDO TOLENTINO NETO em vias de continuação da quermesse de junho. Talvez se encerre neste final de semana. O PAULO CÉSAR quer ganhar mais algum dinheiro e se prepara para montar na garagem um ponto de fornecimento de “batidas”.

Quinze movimentos de DIREITOS HUMANOS realizaram um show com 13 grupos musicais hoje na PRAÇA DA SÉ. Eles celebravam com um dia de antecedência o DIA MUNDIAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM APOIO ÀS VÍTIMAS DE TORTURA, que será comemorado amanhã. As apresentações de rap, samba, MPB e dança foram feitas em um palco montado em frente à CATEDRAL DA SÉ e duraram das 14 às 20 horas. Foi distribuído um abaixo-assinado para que o BRASIL ratifique o protocolo da ONU contra a tortura. O documento já foi assinado pelo Governo em outubro de 2003 e agora só falta a ratificação para o BRASIL aderir aos compromissos firmados pelos signatários.

Um protesto de servidores estaduais da saúde, da educação e estudantes de universidades estaduais em frente ao PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, terminou em tumulto, ontem à tarde. Os manifestantes tentaram arrebentar o portão do palácio e chegaram a atirar um caixão de papelão em chamas nos Policiais Militares que faziam uma barreira humana para evitar a invasão do local. Pela manhã, servidores da saúde decidiram, em Assembléia, suspender a greve que durou 45 dias. Eles retornarão ao trabalho na segunda-feira, dia 28, quando, às 14 horas, haverá uma reunião dos servidores da saúde com a comissão de política salarial do Governo. Logo após a assembléia, os funcionários da saúde foram para o Palácio, onde se encontraram com os professores e os universitários. Os manifestantes chegaram a fechar a Avenida MORUMBI. Quando eles jogaram o caixão em chamas sobre o portão, a PM lançou jatos de água para dispersá-los. Antes disso, os policiais deram cacetadas nas mãos dos que insistiam em sacudir o portão. O ato tinha o objetivo de pressionar o Governo a negociar reposição salarial com as diferentes categorias. A confusão ocorreu porque o comando da PM não permitiu o uso de carro de som.

Os últimos moradores saíram hoje do EDIFÍCIO SÃO VITO – conhecido como TREME-TREME –, na AVENIDA DO ESTADO, no centro de SÃO PAULO. A Prefeitura já retirou mais de duas toneladas de lixo do prédio durante a desocupação. O SÃO VITO deve passar por obras de reforma a partir do segundo semestre deste ano. As cerca de 600 quitinetes de 20 metros quadrados serão transformadas em apartamentos de 40 a 50 metros quadrados.

Foi prorrogada hoje por mais cinco dias a prisão temporária de oito pessoas detidas esta semana em RIBEIRÃO PRETO, que há dois anos são investigadas por fazer parte de uma suposta quadrilha especializada em roubo de cargas e adulteração de combustíveis. Três policiais federais estão entre os presos: JOSÉ BOCAMINO, chefe do departamento da Polícia Federal do município; o delegado WILSON PERPÉTUO e o agente LUIZ CLÁUDIO SANTANA. No mesmo grupo há também três acusados de assaltos e assaltantes e ainda um advogado. O defensor dos policiais federais, HERÁCLITO MOSSIM, nega o envolvimento deles com a quadrilha. Na próxima semana, procuradores devem apresentar denúncia contra os acusados e pedir a prisão preventiva deles.

O chefe do tráfico de drogas da VILA CRUZEIRO, no COMPLEXO DO ALEMÃO, ALEXANDRE VIEIRA, o GRANDE, de 35 anos, foi preso ontem à noite, em MACAÉ, no norte fluminense. Ele é acusado de permitir a tortura e morte do jornalista TIM LOPES, capturado por traficantes enquanto fazia uma reportagem no COMPLEXO DO ALEMÃO, em junho de 2002. O traficante também é suspeito do assassinato de um comparsa e de ser o responsável pela contabilidade do COMANDO VERMELHO. O chefe da POLÍCIA CIVIL, ÁLVARO LINS, disse que VIEIRA, ligado ao traficante MARCINHO VP, não teve participação direta na morte de TIM LOPES, mas permitiu que o crime acontecesse. “Foi cúmplice por conivência e omissão”.

Ministros e assessores do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA comemoram, desde quinta-feira, a publicação de uma grande reportagem sobre o petista na próxima revista de domingo (dia 27) do “NEW YORK MAGAZINE” a LULA. A decisão de dedicar a capa a LULA foi interpretada como um final feliz para o incidente entre o Governo e o mais importante jornal dos EUA, ocorrido depois que o correspondente LARRY ROHTER publicou reportagem dizendo que LULA estaria bebendo demais. É extremamente simpático o perfil de LULA desenhado na reportagem de quase oito páginas assinada pelo jornalista BARRY BREAD. A pergunta: “O último herói de esquerda latino-americano?” serve de título para a revista. Este é também o tom do longo perfil em que são examinadas as possibilidades de sucesso do GOVERNO LULA.
  
“CELEBRIDADE BATE RECORDE DE IBOPE” – LAURA, personagem de CLÁUDIA ABREU, matou o empresário LINEU (HUGO CARVANA). Ela foi assassinada no último capítulo por RENATO (FÁBIO ASSUNÇÃO). Foi ela: LAURA matou LINEU VASCONCELOS. O último capítulo de “CELEBRIDADE” registrou média geral de 63 pontos, com pico de 67, segundo prévia do IBOPE. Nos últimos dez anos, só fica atrás da final da COPA DO MUNDO de 2002, quando o BRASIL conquistou o pentacampeonato. O jogo marcou 67 pontos de média. O motivo do assassinato, afinal, foi o fato de LINEU ter conseguido as provas da autoria da música “MUSA DE VERÃO” e posto fim a uma chantagem de vilã. Antes mesmo de ir ao ar, o capítulo fez sucesso. Estima-se que uma inserção comercial de 30 segundos nos intervalos tenha custado 220 mil reais. No capítulo anterior, a trama de GILBERTO BRAGA já havia batido o seu recorde. Os índices alcançados resultaram da expectativa do público em saber quem tinha matado LINEU. A morte do personagem, exibida em fevereiro, marcou 49 pontos e o início do crescimento da audiência. Além da revelação do que aconteceu na noite do crime, o último capítulo surpreendeu com a prisão de RENATO e a morte de MARCOS. Só eram esperados o final feliz para MARIA CLARA (MALU MADER) e FERNANDO (MARCOS PALMEIRA); e a morte de LAURA (CLÁUDIA ABREU).

A explosão de um caminhão-tanque deixou cerca de 90 mortos e mais de 100 feridos hoje no IRÃ. O veículo colidiu com uma fila de ônibus estacionados em um posto policial na periferia da cidade de ZAHEDAN, sudeste do país. O CRESCENTE VERMELHO (o eqüivalente à CRUZ VERMELHA nos países islâmicos) estima que o número de mortos pode chegar a 200. A explosão deixou os corpos irreconhecíveis. O caminhão carregava 18 mil litros de gasolina. Policiais disseram que o motorista estava em alta velocidade quando perdeu o controle e capotou.

Um dia depois de cerca de cem pessoas morrerem numa série de atentados simultâneos em cinco cidades iraquianas, forças americanas iniciaram hoje uma caçada ao líder terrorista ABU MUSAB ZAQAWI e seus seguidores. Em FALLUJAH, aviões americanos bombardearam uma casa que seria esconderijo de guerrilheiros de ZARQAWI, matando 25 pessoas, segundo militares dos EUA.

GRÉCIA MANDA A FRANÇA PARA CASA. Zebra do campeonato venceu por 1 a 0 e se garantiu nas semifinais da EUROCOPA. Adeus bicampeonato. A atual campeã européia, a FRANÇA, foi eliminada nas quartas-de-final da EUROCOPA, ao perder por 1 a 0 para a GRÉCIA, considerada a principal surpresa do torneio continental. O jogo foi realizado no estádio JOSÉ ALVALADE, em LISBOA. Agora, os gregos se juntam a PORTUGAL nas semifinais, quando enfrentarão o vencedor do duelo entre REPÚBLICA CHECA e DINAMARCA, no domingo.

GORAN IVANISEVIC, de 32 anos, despediu-se hoje de WIMBLEDON com derrota para LLEYTON HEWITT, mas nunca foi tão aplaudido. Os ingleses prestaram uma bela homenagem ao campeão de 2001, que deixou a quadra central com os olhos cheios de lágrimas, vestido com a camisa 10 da seleção da CROÁCIA. “Foi uma vitória ganhar dois jogos este ano e ainda dizer adeus ao tênis na quadra central”.
Um dia depois de VENUS WILLIAMS ser eliminada pela croata KAROLINA SPREM, prejudicada por um erro do juiz de cadeira TGED WATTS, a irmã mais nova, SERENA, lavou a honra da família. Ganhou de STEPHANIE FORETZ. SERENA terá de superar rivais bem preparadas. Uma delas, sem dúvida, será a russa MARIA SHARAPOVA, de 17 anos, que mostrou eficiência ao derrotar DANIELA HANTUCHOVA. AMELIE MAURESMO, que bateu JENNIFER HOPKINS, vem sendo apontada como favorita ao título. Já a campeã de ROLAND GARROS, ANASTASIA MYSKINA, perdeu de AMY FRAZIER. No masculino, ANDY RODDICK, TIM HENMAN e MARK PHILIPPOUSSIS estão na terceira rodada. GUILLERMO CORIA, depois de levar quatro dias para vencer o jogo de estréia, acabou eliminado pelo alemão FLORIAN MAYER.

2 005    :   -    SÁBADO
Um sábado frio. Levanto depois das 9 horas. Como estou atrasado com as minhas memórias, logo começo a digitar anotações no computador. Recebo um telefonema do advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Ontem, tentei cumprimentá-lo pelo aniversário e não consegui. Faço isso nesta oportunidade. Coloco o CARRARO a par dos eventos que iremos ter na semana que vem e naquela da comemoração do 73º Aniversário do Movimento Constitucionalista. Digo a ele o que irá acontecer no dia 28 de junho, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde será feita uma exposição sobre o restauro do Monumento-Mausoléu. Conto a forma inusitada como o presidente GERALDO FARIA MARCONDES nomeou o seu vice-presidente, o GENERAL BUENO. Talvez esse seja o motivo pelo qual desencadeou esse lance, ou seja, dar oportunidade para o general, coordenador do restauro, poder se explicar perante a diretoria que assumirá no dia 7 de julho. CARRARO dá a sugestão de que o relatório seja por escrito e, não o sendo, que se possibilite a gravação da fala dos que irão expor a situação atual do processo que CARVALHOSA move contra a Sociedade, contra a FARAH SERVICE, CONDEPHAAT e CLARO. Realmente essa reunião de exposição de motivos é um ponto muito importante para o futuro presidente, CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI. CARRARO ficou de instruí-lo nas cautelas que deverá tomar. O advogado CARRARO toma nota das datas dos outros eventos.            

NUREMBERG é famosa pela variedade de cervejas, pelos museus – o de ALBRECHT DÜRER é extraordinário – e por ter sido o local em que, depois da Segunda Guerra, os nazistas foram julgados por seus crimes. A avaliação de hoje, felizmente, se limita ao esporte. BRASIL e ALEMANHA colocarão à prova, diante de 42 mil torcedores, no FRANKENSTADION, o estágio de preparação em que se encontram para a COPA de 2006. As duas seleções finalistas do torneio de 2002 na ÁSIA fazem uma das semifinais da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, sem direito a vacilo; quem vencer, embarca para FRANKFURT, à espera do outro finalista, que sai do duelo entre MÉXICO e ARGENTINA, amanhã. O perdedor vai para LEIPZIG disputar o terceiro lugar e volta para casa com indisfarçável gosto de decepção. O clássico de hoje começa às 13 horas de BRASÍLIA (18 horas locais) com transmissão da GLOBO, SPORT TV, BANDSPORTS e CULTURA. Empate provoca prorrogação, sem morte súbita, e se persistir a igualdade, a decisão será na disputa por pênaltis. CARLOS ALBERTO PARREIRA e JUERGEN KLISMANN esconderam suas armas, na véspera do duelo mais esperado do torneio. 

Com início às 13 horas, passo a assistir pela GLOBO, ALEMANHA x BRASIL. Graças a ADRIANO, que sofre um pênalti e é o autor de dois gols, o BRASIL se classifica para a final da COPA DAS CONFEDERAÇÕES: 3 a 2 na ALEMANHA. Joga quarta-feira, dia 29, contra ARGENTINA ou MÉXICO – que se enfrentarão amanhã.
BRASIL: DIDA; MAICON (CICINHO), LÚCIO, ROQUE JÚNIOR e GILBERTO; ÉMERSON, ZÉ ROBERTO, KAKÁ (ROBERTO) e RONALDINHO GAÚCHO; ROBINHO (JÚLIO BAPTISTA) e ADRIANO.
ADRIANO marcou aos 21 minutos do primeiro tempo. PODOLSKI empatou logo em seguida. RONALDINHO GAÚCHO (pênalti) aos 42 e BALLACK aos 48 minutos do primeiro tempo. Finalmente, aos 30 minutos do segundo tempo ADRIANO faz o gol da vitória.

CAMPEONATO  BRASILEIRO: JUVENTUDE 1 x PONTE PRETA 3; SÃO PAULO 1 x INTERNACIONAL 3; PARANÁ 1 x ATLÉTICO MINEIRO 0; FLAMENGO 3 x BRASILIENSE 4.

O meio-campo HUGO CUNHA, 28 anos, do UNIÃO LEIRIA, da primeira divisão portuguesa, morreu de repente, hoje, após sofrer uma parada cardíaca durante uma partida entre amigos na cidade de MONTEMOR, no sul de PORTUGAL. Ele caiu desmaiado em campo e não pôde ser reanimado pelo serviço paramédico dos bombeiros. A morte de HUGO faz lembrar a de FEHER, do BENFICA, em 2004.

O brasileiro HÉLIO CASTRONEVES ganhou o GRANDE PRÊMIO DE RICHMOND da INDY RACING LEAGUE. O piloto, que comemorou da sua forma tradicional, escalando o alambrado, assumiu a terceira posição no campeonato da IRL.

Acabou o impasse entre a ginasta DANIELE HYPÓLITO e o técnico ucraniano DIEG OSTAPENKO. Neste sábado, a atleta acertou seu retorno à seleção permanente de ginástica artística do BRASIL, que treina em CURITIBA. DANIELE havia abandonado a equipe em abril, durante a etapa de SÃO PAULO da COPA DO MUNDO após se desentender com o treinador.
  
Nem ROGER FEDERER, nem MARIA SHARAPOVA deixam dúvidas porque são os campeões de WIMBLEDON. Ao final da primeira semana do torneio, revelam o domínio nas quadras de grama, ambos avançando para as oitavas-de-final. FEDERER derrotou o alemão NICOLAS KIEFER, enquanto SHARAPOVA venceu KATARINA SREBOTNIK. FEDERER acumula 32 vitórias seguidas na grama e SHARAPOVA chegou hoje a sua 20 ª vitória consecutiva. FEDERER irá enfrentar o espanhol JUAN CARLOS FERRERO, que eliminou o alemão FLORIAN MAYER. ANDY RODDICK derrotou o russo IGOR ANDREEV.

A ministra-chefe da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF, quer enxugar a imensa estrutura herdada de seu antecessor, apressando o fim dos 33 grupos de trabalho em andamento e reduzindo as atribuições da pasta, que foram grandemente ampliadas durante a passagem de JOSÉ DIRCEU pelo Planalto. A ministra e sua equipe ficaram impressionadas com a grandiosidade da estrutura montada na CASA CIVIL e a compararam a um polvo, com ramificações em todas as áreas possíveis. O processo de enxugamento elaborado por DILMA – que hoje se reuniu com os técnicos, no Planalto – prevê a saída da pasta das atividades de caráter eminentemente político. Em SÃO PAULO, DIRCEU negou hoje que tenha promovido inchaço na CASA CIVIL e disse que “não há corrupção generalizada no governo”.

O presidente nacional do PSB, deputado federal MIGUEL ARRAES (PE), 88 anos, reagiu bem à primeira sessão de hemodiálise, que terminou na madrugada deste sábado.  Os médicos ainda vão avaliar se novas sessões de diálise irão fazer parte da rotina de tratamento do parlamentar. Além de poupar os rins do deputado, os médicos tentam reduzir o acúmulo de líquido nos pulmões, problema que vem ocorrendo com maior freqüência nos últimos dias. Esse excesso provocou hoje a elevação da pressão arterial. A situação foi controlada com o uso de medicamentos. A manobra manteve estável o estado de saúde do líder socialista, que continuava inconsciente, respirando por aparelhos e sob risco de morte. A infecção pulmonar, maior problema, estava sob controle. A sedação vinha sendo reduzida aos poucos.

Os oito executivos do grupo SCHINCARIOL detidos em SÃO PAULO durante a OPERAÇÃO CEVADA, em 15 de junho, foram libertados hoje de madrugada da custódia da Polícia Federal. A saída estava prevista para ocorrer à meia-noite, quando terminou o prazo de prisão temporária decretada pela Justiça Federal. Porém, devido a falhas no sistema de informática da PF, eles só foram libertados às 3:30 horas e 5:30 horas, em dois grupos, junto com outras onze pessoas, também presas na mesma operação.

Um carro-bomba explodiu hoje do lado de fora da casa de um policial matando ao menos 9 pessoas e ferindo outras dezesseis, em SAMARRA, ao norte de BAGDÁ. Já a oeste da capital, em uma área de xiitas, outros três ataques com morteiros deixaram, no mesmo dia, cinco mortos e sete feridos, que estavam num café.

Ao menos vinte e cinco militares colombianos morreram, oito ficaram feridos e mais dezoito estão desaparecidos após combates com as FARC que já duravam 24 horas. O maior confronto foi no departamento de PUTUMAYO, próximo à fronteira com o EQUADOR. 

2 006  :   -   DOMINGO
Não estou bem neste domingo, com a mente confusa. Leio os jornais “O ESTADO DE SÃO PAULO”, “JORNAL DA TARDE”, “DIÁRIO DE SÃO PAULO”, “AGORA”, e procuro nas revistas ISTO É, VEJA e ÉPOCA os principais assuntos da semana que passou para depois digitá-los no computador.
Ligo para o ADALVO, a fim de saber notícias do meu irmão CARLOS e fico sabendo que ele ainda não foi operado do coração. Isso ficou para amanhã, pois houve um caso urgente, que precisou ser tratado na sua frente. O ADALVO esteve ontem no Hospital do Coração, onde conversou com meu irmão.

Se a vitória suada de hoje, por 1 a 0 sobre o EQUADOR – um solitário gol de BECKHAM, de falta, aos 15 minutos do segundo tempo – deixou preocupado o treinador da INGLATERRA, o sueco SVEN-GÖRAN ERIKSSON, a definição do próximo adversário deve ter aumentado essa preocupação. Os ingleses, que deixaram o campo vaiados por parte de sua torcida, terão pela frente um PORTUGAL que mostrou futebol, fibra e um treinador para o qual tudo dá certo atualmente – o brasileiro LUIZ FELIPE SCOLARI. O jogo entre PORTUGAL e INGLATERRA será no sábado, dia 30, em GELSENKIRCHEN. E os precedentes não são animadores para os ingleses: FELIPÃO ganhou deles nas duas últimas vezes em que os enfrentou. Na COPA de 2002, deu 2 a 1 para o BRASIL. E na EUROCOPA de 2004, nas quartas-de-final, deu PORTUGAL nos pênaltis, após empate por 2 a 2. Quem saiu satisfeito do jogo de hoje, em STUTTGART, foi DAVID BECKHAM – embora tenha passado mal com o calor, sendo substituído e, depois, chegando a vomitar. O meia saiu de campo falando grosso: “É muito bom calar a boca dos críticos. Eu sei muito bem lidar com a crítica e provei que todos eles estavam errados”. Cobrado por muita gente, por estar jogando mal, acabou elogiado pelo técnico, para quem “em certos momentos” ele é “o melhor jogador do mundo”. Os equatorianos, derrotados, deixaram a COPA felizes. “Este é o segundo Mundial, saímos bem e jogamos de igual para igual com os ingleses”, disse o técnico LUÍS SUÁREZ.
“Foi a maior emoção da minha carreira. Um jogo típico de LIBERTADORES. Perdi dois quilos, mas não faz mal. Vou comer e beber a noite inteira e ganho mais quatro”. LUIZ FELIPE SCOLARI estava emocionado e orgulhoso pelos jogadores que comanda na seleção portuguesa. Visivelmente cansado, o treinador efetivamente “jogou” hoje na heróica e sofrida vitória de PORTUGAL sobre a HOLANDA, por 1 a 0, em NUREMBERG, pelas oitavas-de-final da COPA DA ALEMANHA. “Faz parte da minha vida buscar resultados, muitas vezes, em maiores dificuldades”, disse o treinador. “Só espero retribuir a todo povo de PORTUGAL todo o carinho que sempre dedicou a mim e a minha família”. E FELIPÃO fez isso durante os 90 minutos do jogo, que valeu a classificação para PORTUGAL às quartas-de-final do Mundial – enfrentará a INGLATERRA no próximo sábado, dia 30.

A perda de ROBINHO para o jogo contra GANA, no dia 27, em DORTMUND, não significa apenas o desfalque de um bom jogador. Com a contusão do atacante, o técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA fica sem seu mais veloz atleta para o contra-ataque e vê bastante reduzida a possibilidade de mexer taticamente na equipe durante o confronto decisivo pelas oitavas-de-final. Dizer que diminuem as chances de vitória diante da seleção africana talvez seja exercício de adivinhação. Mas a inesperada ausência do craque no REAL MADRID torna-se um grande problema para a comissão técnica. Não que ele seja insubstituível. Mas ninguém no grupo tem características semelhantes.  

Com a vitória no GP DO CANADÁ, FERNANDO ALONSO, da RENAULT, ampliou ainda mais sua vantagem na liderança do Mundial. Foi a sexta vitória do espanhol na temporada, a quarta consecutiva, a 14 ª da carreira, igualando-se a campeões mundiais como ÉMERSON FITTIPALDI, GRAHAM HILL e JACK BRABHAM. Na classificação, atingiu 84 pontos, diante de 59 de MICHAEL SCHUMACHER, da FERRARI, segundo colocado. E, para SCHUMACHER, o estrago só não foi maior porque KIMI RAIKKONEN, da McLAREN, seguiu reto na freada do HAIRPIN, permitindo a ultrapassagem do alemão, que terminou a corrida em segundo, com o finlandês em terceiro. Mesmo assim, SCHUMACHER não poupou críticas à BRIDGESTONE. “Conhecemos nosso carro, o que ele pode fazer. Tudo está relacionado aos pneus”. Já a MICHELIN, que equipa a RENAULT, festejou a centésima vitória na F-1. GIANCARLO FISICHELLA chegou em quarto. O brasileiro FELIPE MASSA foi o quinto. RUBENS BARRICHELLO não terminou a prova, tendo abandonado na 13 ª volta, com problemas no motor do carro.

O cantor DANIEL, de 37 anos, sofreu acidente de carro, à 0:30 hora de hoje, quando retornava de um show em SALTO DE PIRAPORA. Um PÁLIO preto com placa de SANTO ANDRÉ se desgovernou na altura do km 113 da Rodovia JOÃO LEME DOS SANTOS (SP-264), atravessou a pista e, na contramão, atingiu a lateral da PAJERO prata em que viajava o cantor. Dois rapazes que estavam no PÁLIO morreram e outro ficou ferido. DANIEL teve fratura no ombro esquerdo, foi operado e está internado no Hospital ALBERT EINSTEIN. Junto com DANIEL viajavam seu empresário, HAMILTON RÉGIS POLICASTRO, que dirigia a PAJERO, sofreu uma pancada leve no tórax. Ele passou por uma clínica em SOROCABA e foi liberado. O PÁLIO era ocupado por três amigos “inseparáveis” que retornavam de uma Festa do PEÃO BOIADEIRO na região de SOROCABA. O motorista, VÁLTER RICARDO COSTA, de 28 anos, chegou morto no Hospital Regional de SOROCABA, onde ficou internado JAVAN VÍCTOR, de 21 anos. O outro ocupante, GILBERTO NÁPOLI JÚNIOR, de 25 anos, morreu no local. O acidente foi testemunhado por duas fãs que costumam ir a vários shows do cantor. A estudante GRAZIELA ROMÃO, 29 anos, e a auxiliar gráfica MÔNICA JANAÍNA, 27, tinham ido a SALTO DE PIRAPORA para ver DANIEL e retornavam para DIADEMA, no ABC, onde moram, seguindo o carro do ídolo.”Estávamos uns dois quilômetros atrás quando o trânsito parou. Achamos que fosse um acidente e eu ainda pensei: “Tomara que não tenha sido nada com o DANIEL”. Logo depois, um motoqueiro passou por nós e, quando perguntei o que havia acontecido, ele me disse que era um acidente grave com o pai do DANIEL”, lembra GRAZIELA.
Em 12 de setembro de 1997, JOSÉ HENRIQUE DOS REIS, o JOÃO PAULO, parceiro musical de DANIEL desde 1980, morreu aos 37 anos em um acidente de carro. O cantor sertanejo trafegava em alta velocidade em uma BMW preta pela Rodovia dos BANDEIRANTES, sentido BROTAS – sua cidade natal – após show realizado em SÃO CAETANO DO SUL, ABC. Na altura de CAJAMAR, no km 40,5 da Rodovia dos BANDEIRANTES, JOÃO PAULO perdeu o controle do veículo, que capotou diversas vezes e atingiu o canteiro central da pista. O carro pegou fogo e o cantor morreu carbonizado. Sua identificação só foi possível pela arcada dentária. O cantor estava acompanhado do secretário da dupla, PAULO CÉSAR PAVARINE – que escapou pela janela com escoriações nos braços e no rosto. JOÃO PAULO e DANIEL se conheceram em festivais de música. O primeiro disco da dupla foi lançado em 1985.

Depois de 70 anos de vida em comum, o empresário JOSÉ MINDLIN perdeu sua esposa GUITA MINDLIN, que morreu às 5:50 horas da manhã deste domingo no Hospital ALBERT EINSTEIN, de falência múltipla de órgãos, aos 89 anos. O corpo foi velado no próprio hospital e o enterro foi realizado hoje mesmo, no Cemitério Israelita de VILA MARIANA. GUITA completaria 90 anos no dia 2 de agosto. Nascida em 1916, tinha 20 anos quando conheceu seu futuro esposo na Faculdade de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO, ela caloura, ele formando. Dois anos depois, casaram-se. Formou-se em Direito em 1940, mas já então compartilhava com o marido a paixão pelos livros. Acabou se dedicando à preservação e restauração dos milhares de volumes que o casal adquiriu ao longo da vida. “Ela sempre encorajou minhas extravagâncias na compra de livros, mesmo que isso significasse sacrifício doméstico”, declarou MINDLIN em entrevista na década de 1980. GUITA especializou-se em encadernação e restauro. Na década de 1970, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, chegou a desenvolver uma máquina de reconstituir papel. Fundou ainda a Sociedade Brasileira de Encadernação e Restauro, apoiada pela Escola THEOBALDO NIGRIS, entidade que formou na arte do restauro de livros 150 alunos em apenas cinco anos.
JOSÉ MINDLIN sempre recordava daquela “moça caloura cercada de rapazes, entre eles ULYSSES GUIMARÃES”. “Eu disse para ela que eu era um bom partido”, conta MINDLIN. Começou aí o flerte e o companheirismo que duraria uma vida. “Desde o início do namoro eu já guardava livros na casa dela”. GUITA e JOSÉ MINDLIN tiveram quatro filhos, a antropóloga BETTY, a designer DIANA, o engenheiro SÉRGIO e a socióloga SÔNIA, que foi para os EUA estudar canto.
MINDLIN foi eleito para a Academia Brasileira de Letras no dia 20 de junho. Ele esperou o desfecho da votação e comemorou a escolha ao lado de GUITA e de duas filhas. 

ANUNCIADA a fusão das duas maiores empresas produtoras de aço no mundo, a ARCELOR, com sede em LUXEMBURGO, e a indiana MITTAL. A nova companhia contará com 320 mil funcionários e, por ano, produzirá 116 milhões de toneladas de aço, com faturamento da ordem de 75 bilhões de dólares. A ARCELOR, que terá 50,6& do controle acionário, detém ações em várias empresas brasileiras do setor, como a CST, a VEGA DO SUL, a BELGO SIDERURGIA (antiga BELGO-MINEIRA) e a ACESITA. Em LUXEMBURGO.  

2 007    :     -   SEGUNDA-FEIRA     213213, 7414. 115113
Cai bastante a temperatura. Vou para o centro da cidade de SÃO PAULO por volta do meio-dia. O termômetro da Avenida CRUZEIRO DO SUL está marcando 16 graus. No MMDS, encontro OREZ atarefadíssimo. Conta os problemas que vem enfrentando o LUZ. Esse companheiro está atravessando uma crise de depressão violenta. O médico quer que ele tire férias e vá para casa de parentes, longe de SÃO PAULO. É um problema difícil.
O GINO STRUFFALDI, com os seus 93 anos, vem à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL MENDES, secretário das Medalhas está atrasado na elaboração da grade da Medalha CONSTITUCIONALISTA para o 9 de Julho. Hoje chegaram os currículos dos indicados pela Guarda Civil Metropolitana: Inspetor Chefe de Agrupamento MOACIR URBAN SORRENTINO e Inspetora Chefe Regional MARIA AUXILIADORA SALOMÉ. MENDES não aparece hoje no MMDC, mantendo apenas contato por telefone. Foi empossado como secretário do GRANDE ORIENTE e agora as coisas se complicam, pois ele assume um cargo de grande responsabilidade na maçonaria e, entre maçonaria e Sociedade Veteranos de 32-MMDC ele fica com a maçonaria.
Recebemos um convite da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS para a solenidade comemorativa dos 75 anos da Revolução Constitucionalista, em 5 de julho, às 17 horas.
Chega também o convite para a cerimônia do DIA DO BOMBEIRO PAULISTA, marcada para o dia 1º de julho, no IPIRANGA, às 10 horas.
Um tenente de CAMPO GRANDE telefona para nós. Está tratando de arrumar dependências num hotel, para o dia 11 de julho, quando o presidente GINO e o vice CORONEL MENDES chegarão no MATO GROSSO DO SUL para uma solenidade de condecoração de autoridades daquele Estado, incluindo o governador.
Uma repórter da TV GLOBO, PAULA, mantém um contato conosco. Ela quer apresentar no ANTENA PAULISTA uma matéria sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Dou a idéia para que faça esse trabalho junto ao COLÉGIO SANTO IVO, onde está situado o MUSEU MARIA SOLDADO. 
Nessa tarde fria, o GINO quer ir para sua casa por volta das 16:30 horas. Estamos deixando o MMDC quando chega o MILTON FERNANDES, o homem da “KHRONOPEDIA”. Vem explicar os passos que vem dando para a concretização de suas idéias. Hoje, esteve no COLÉGIO SANTO IVO, com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA. Queria conhecer o trabalho da BUNGE. Pouco tempo nos resta para conversar sobre um assunto tão extenso.
Embarcamos no metrô, regressando para nossos lares. Em casa, LUCINDA conversa sobre o “lan house” do PAULO CÉSAR. Ele precisa de uma impressora, face o número de pessoas que procura no “lan house” uma máquina para imprimir trabalhos escolares ou de outras espécies. Vou procurar ajudá-lo na compra dessa máquina.

Faleceu em INDAIATUBA, aos 98 anos, o engenheiro agrônomo RUBEM DE LEMOS PEREIRA LIMA, onde residia. Pertencente a tradicionais troncos paulistas, foi combatente na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 32, pelo Batalhão UNIVERSITÁRIO LUIZ DE QUEIROZ, de PIRACICABA. Primeiro engenheiro agrônomo do Estado de SÃO PAULO a ser inscrito no CREA, foi diretor do Viveiro MANEQUINHO LOPES. O corpo foi trasladado pela esta Capital, para o velório do ARAÇÁ. O enterro será amanhã, às 12 horas, para o Cemitério da CONSOLAÇÃO.

Um acidente sem precedentes na história da construção civil brasileira deixou quatro operários mortos hoje à tarde, na capital. Outro funcionário da obra ficou ferido sem gravidade. Os cinco homens trabalhavam na montagem de um guindaste, de cerca de 70 metros, que era usado nas obras de um prédio na Avenida JUSCELINO KUBISCHECK com a MARGINAL PINHEIROS, na VILA OLÍMPIA, zona oeste. O acidente ocorreu por volta das 14:30 horas, depois que um pino se sustentação da torre cedeu e a haste da estrutura, em forma de “T”, não suportou e caiu, arrastando as ferragens.
SEVERINO ALVES é o único sobrevivente da tragédia. Apesar de ficar pendurado a cerca de 30 metros de altura, ele sofreu apenas cortes nas mãos. O prédio, de aproximadamente 100 metros de altura e 23 andares, é o conhecido “esqueleto da Eletropaulo” e passa por obras desde abril deste ano. Na área de 55 mil metros quadrados, comprada pela WTORRE, trabalhavam 240 pessoas.  

Depois de anos de análises e adiamentos, o Conselho Nacional de Política Energética aprovou hoje a construção da usina nuclear ANGRA 3, no RIO. O ministro interino de MINAS E ENERGIA, NELSON HUBNER, disse que é preciso ampliar a geração de energia elétrica de fonte térmica no BRASIL e ANGRA 3 é a alternativa de menor custo. Foram 8 votos da 1, este do representante do Ministério do Meio Ambiente – no lugar da ministra MARINA SILVA estava seu secretário-executivo, JOÃO PAULO CAPOBIANCO. Segundo HUBNER, o licenciamento da obra já foi iniciado no Ibama. Se a construção for iniciada este ano, ANGRA 3 começará a gerar energia em 2013 – embora especialistas do setor privado digam que antes disso já será preciso aumentar a quantidade de energia para evitar um novo apagão. Um estudo vai definir a destinação dos resíduos radioativos.

Uma operação policial no MORRO DO DENDÊ, na ILHA DO GOVERNADOR, zona norte do RIO, terminou em intenso tiroteio e levou ao fechamento de uma das pistas do Aeroporto TOM JOBIM por 20 minutos. O motivo foi o tráfego de helicópteros da polícia. Três criminosos morreram. Duas pessoas ficaram feridas por balas perdidas: uma delas é o empresário LUDOVICO RAMALHO BRUNO, que levou um tiro no braço. Ele é pai de um dos rapazes acusados de agredir a doméstica SIRLEY CARVALHO PINTO.

“Eu tinha vergonha dela. Não me sentia mãe de BÁRBARA”. A atendente PAULA FRANCINETE CAVALCANTE, de 27 anos, até tentou justificar o que fez com a filha de 4 anos. Desnutrida, com broncopneumonia, hematomas e cicatrizes pelo corpo, a pequena BÁRBARA morreu na sexta-feira à noite. PAULA teve de fugir da favela PORTAL D´OESTE, em OSASCO, para não ser linchada pelos vizinhos. Presa por maus-tratos, despertou repúdio dos policiais e aguarda seu futuro em uma cela especial da Cadeia de JANDIRA para não ser destruída pelas outras presas.

O brasileiro CARLOS EDUARDO CEGOVE MORENO, de 23 anos, foi morto a tiros em LONDRES na madrugada de sábado passado. O homicídio, que está sendo investigado pela polícia londrina, aconteceu na Rua FLETCHER, oeste da capital britânica, na mesma região onde ele vivia. Os pais de CARLOS EDUARDO embarcou hoje para LONDRES para reconhecer o corpo, que só poderá ser trasladado para GUARULHOS, cidade onde moram sua família, quando o caso for resolvido.
A mãe do rapaz, ELIZABET MORENO, achou muito estranha a forma como ele foi assassinado. “É tudo muito estranho. Ninguém morre com tiros em LONDRES. E ele não tinha inimigos. Nem nós nem a polícia sabemos o que realmente aconteceu. É tudo um mistério e uma tragédia para a nossa família”, disse ela antes de embarcar para LONDRES com passagens pagas pelo ITAMARATY.
CARLOS EDUARDO estava estacionando sua moto na frente da casa de amigos quando foi atingido por dois tiros à queima-roupa. Um deles perfurou sua caixa toráxica. CARLOS EDUARDO acabava de tirar o capacete da cabeça ao descer da moto. A principal suspeita dos policiais britânicos, segundo a família, é uma imigrante jamaicana que havia sido demitida por CARLOS EDUARDO alguns dias antes no restaurante da escola em que trabalhava. Depois de uma discussão com o chefe de cozinha, a jamaicana, cuja situação legal em LONDRES é duvidosa, teria dito que ele não ficaria vivo. As câmaras de segurança da Rua FLETCHER, onde aconteceu o crime, registraram o momento dos tiros.

Em busca do quinto título seguido em WIMBLEDON, ROGER FEDERER aproveitou os raros momentos de estiagem em LONDRES e estreou com vitória sobre o russo TEIMURAZ GABASHVILI. No feminino, JUSTINE HENIN venceu a Argentina JORGELINA CRAVARO.

Um homem-bomba driblou o forte esquema de segurança do Hotel AL-MANSOUR, no centro de BAGDÁ, e detonou os explosivos que carregava, matando seis xeques sunitas, além de outras seis pessoas. Vindos da Província de ANBAR, palco da insurgência sunita no IRAQUE, os líderes tribais eram aliados do governo e dos EUA no combate à AL-QAEDA, que também é sunita.
O primeiro-ministro iraquiano, NURI AL-MALIKI, afirmou que o ataque foi uma retaliação à atitude dos xeques. “Os terroristas lançaram esse atentado para encobrir seus fracassos em ANBAR e DIYALA. Mas tenho certeza de que esse crime não irá enfraquecer os líderes tribais de ANBAR”, afirmou o premiê.
O atentado destruiu quase todo o lobby do hotel, que hospedava diversos diplomatas, trabalhadores estrangeiros e agências de notícias internacionais. “Foi uma explosão fortíssima, o prédio inteiro tremeu”, disse uma testemunha.
O número de xeques mortos pode aumentar, já que alguns corpos ainda não haviam sido identificados. Um jornalista iraquiano, da TV AL-IRAQIYA, também morreu na explosão. Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas.
No restante do país, a violência sectária deixou mais de 50 mortos. Em BAIJI, a 250 quilômetros ao norte de BAGDÁ, um caminhão-bomba matou 27 pessoas, entre elas 13 policiais. Em HILLA, no sul da capital, outro ataque com carro-bomba deixou 8 iraquianos mortos e 30 feridos. De acordo com a ASSOCIATED PRESS, pelo menos 2.012 iraquianos morreram em 2007 e cerca de 70mil desde o início da guerra, em 2003.   

A bailarina de origem russa NINA VYROUBOVA, que atuou como solista do Balé da Ópera de Paris de 1949 a 1957, morreu na madrugada desta segunda-feira na capital francesa, aos 86 anos, conforme anunciou o cineasta DOMINIQUE DELOUCHE, que rodou em 1996 um filme sobre a sua carreira. Na década de 1950, NINA foi a protagonista de balés como BRANCA DE NEVE (1951) e de HAMLET (1957). Nascida em 1921 na RÚSSIA, viveu desde os 3 anos em PARIS e deu os primeiros passos na dança ao lado de outras refugiadas russas tais como VERA TREFILOVA. Foi a primeira partner de NUREYEV, quando ele se instalou no OCIDENTE, em A BELA ADORMECIDA.

2 008       :      -     QUARTA-FEIRA
A Câmara Municipal de AMERICANA tem a honra de convidar Vossa Senhoria e família para a solenidade de entrega de títulos de Cidadã Americanense às Senhoras CACILDA PANFÍLIO ALMEIDA, BENEDICTA LIMA DELLA TORRE, LENY APARECIDA PAGOTTO BÔER, de Cidadão Americanense ao Senhor HOLLIWOOD GARCIA DE MARINS e de Cidadão Emérito ao senhor ANTÔNIO FRANCISCÂNGELIS NETO, pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município.
DATA: 25 DE JUNHO DE 2008
HORÁRIO: 19:30 horas
Local: Plenário “Dr ANTÔNIO ÁLVARES LOBO” – Câmara Municipal de AMERICANA – Praça DIVINO SALVADOR, nº 5 – GIRASSOL – AMERICANA –SP

MARCO ANTÔNIO ALVES JORGE –KIM
PRESIDENTE
Teremos hoje um dia histórico na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na reunião da última quarta-feira do mês dos aniversariantes. Vou mais cedo para a Sociedade e não tenho tempo nem de almoçar. As primeiras pessoas a chegar são da família do ilustre médico PACHECO E SILVA, pessoa que participou da Revolução Constitucionalista de 1932: a viúva DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, trazida pelo seu filho. Ainda bem que logo em seguida chegam dona DINORÁH e o GINO STRUFFALDI.
Ainda contamos com as seguintes pessoas nesta data histórica: Carlos Alberto Maciel Romagnoli, Elaine Gomes (neta de ROMÃO GOMES), Luciana Brunelli (que foi buscar seu pai, veterano de 32, em LONDRINA), Wady Calixto (combatente da Epopéia de 32, residente em LONDRINA: está na casa de sua filha e quer participar do 9 de Julho); Coronel Ary Canavó (freqüentador assíduo das nossas reuniões das quartas-feiras); Tenente PM Natanael Soares dos Santos, Tenente PM Alexandre Bueno Ribeiro (integrantes do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA, que recebem nesta oportunidade a Medalha OLAVO BILAC); Mario Rudge Castilho (filho da primeira mulher escolhida para assumir o comando do Exército Constitucionalista, traz sua mãe, Dirce Rudge Pacheco e Silva; Jerônimo Pereira de Castro, Mauricio Leone Queixada, Tenente PM Danilo André Moser que fala em nome da Academia de Estudos e Assuntos Históricos, TERENOS (MS) e traz as medalhas OLAVO BILAC para três integrantes do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA; Oswaldo Viana (completou 99 anos no dia 23); Orivalda Argentina Diana (filha de OswaldoViana); Maria Lucia Camargo (sempre participa desse evento); Hugo Américo Ferreira de Lima, Zeni Farzão Azevedo, Carolina Jarzinski, Anderson Barbosa, Joana Blumens Chein (equipe do PORTAL TERRA, que filma essa reunião e entrevista os veteranos); Renata Nobre Ribeiro da Luz (neta de IBRAHIM NOBRE, aniversariante do mês); 1º Tenente PM Hélio Patrício Junior, do 42º BPMM, interessado em ser integrante do CONSELHO FISCAL da Sociedade e também em criar um núcleo da Sociedade em OSASCO; Maria Odete Cruz Pinto (nossa professora que também é assídua freqüentadora das nossas quartas-feiras); Josefa Aparecida dos Santos; Jorge Nagado (aniversariante do mês); Francisco Giannoccaro e Coronel PM Ref Paulo Tenório da Rocha Marques (coordenador e membro, respectivamente, da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial); Joana D´Arc (uma senhora que luta para levar os restos mortais de seu pai, combatente de 32, para o Monumento Mausoléu e somente conseguirá seu intento caso apresente a décima-primeira urna, que propôs a adquirir, nos moldes das dez existentes atualmente).

E assim realizamos o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, de uma maneira não usual. Quase no final da reunião comparecem também PASSOS, CRISTIANO, DAMIAN e MATHEUS e o mais novo participante do MMDS, o DANILO.
No meio de toda essa alegria vamos também ter a honra de receber o Engenheiro ANTÔNIO ROBERTO PACKER. No momento de sua chegada, levo-o para examinar todo o prédio da Sociedade, principalmente o telhado, a fim de que ele possa avaliar o que deveremos fazer quanto ao restauro. O engenheiro está sendo mandado através do Tribunal de Justiça. O atual presidente VALIM BELLOCCHI está se empenhando nessa nobre causa: fazer do MMDC um cartão de visitas para o Estado de São Paulo. o engenheiro PACKER participa da nossa festa e sai prometendo encarar o restauro com todo carinho.
Dando atenção aos nossos convidados, somente vou deixar a Sociedade depois das 19 horas.
Já em casa, abrindo as mensagens que me são mandadas pela Internet, encontro a que abaixo está copiada. Refere-se ele a uma placa que mandei fazer e que nem o MENDES tem conhecimento, pois ele não esteve presente na reunião e também não manteve contato telefônico conosco. O que sei é que o MENDES foi para a BRASÍLIA, na semana passada, a serviço da maçonaria. Não tomei conhecimento de seu retorno.
“Prezados Coronéis Mendes e Ventura.- No momento em que recebi a placa com que os senhores me homenagearam, deixei de lhes agradecer devidamente, parte pela emoção e parte pela confusão reinante na ocasião. Faço-o agora, sensibilizado por esse gesto de amizade e de afeto, que só poderia partir de corações generosos e nobres. Que Deus lhes proporcione a sua proteção e orientação para que continuem gentis, amigos e  irmãos como têm sido até agora.- Meu grande abraço de gratidão.- Do amigo GINO”.
Eis a resposta a essa mensagem:
CARÍSSIMO AMIGO GINO 
O CARTÃO FOI FEITO PORQUE VOCÊ TEM TODO O MÉRITO DAQUILO QUE EU FALAVA EM 2004 "QUE A SOCIEDADE RENASCERIA COMO A FÊNIX DA MITOLOGIA".
EU PENSAVA QUE SERIA UMA UTOPIA DE MINHA PARTE, MAS CONSEGUI REALIZAR O QUE EU MAIS ME PROPUNHA, OU SEJA, QUE O MMDC RESSURGISSE DAQUELA ENORME BAGUNÇA QUE ESTAVA.
AINDA ACHO NECESSÁRIA A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS. APENAS ESTAMOS GANHANDO, E MUITO, COM ELES. NÓS CERTAMENTE PASSAREMOS, MAS FIZEMOS A HISTÓRIA DO FUTURO DESSA ASSOCIAÇÃO.
VEJA VOCÊ O QUE CONSEGUIMOS HOJE NO "DIA DOS ANIVERSARIANTES"!
FOI UMA DATA HISTÓRICA.
A VINDA DO ENGENHEIRO, UMA CONQUISTA QUE DEVEMOS AO NOSSO ASSOCIADO E HOJE PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
FOI EM JUNHO DO ANO PASSADO QUE O DESEMBARGADOR BELLOCCHI SE FILIOU AO MMDC. ACREDITO QUE O PRÉDIO SERÁ, TALVEZ NO ANO QUE VEM, UM "CARTÃO DE VISITAS" DO ESTADO.
FÊNIX RENASCE DAS CINZAS, COMO A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
Prezado Cel. Ventura.- Mais uma vez, muito obrigado.- Meu único mérito foi o de seguir a orientação de um mestre, conhecedor profundo da história ligada á nossa gloriosa Revolução Constitucionalista de 1932 e de outro mestre que completa o primeiro. Seja como for, a Sociedade está firmando o seu conceito de instituição séria e, de acordo com o pensamento do querido amigo, o MMDC voltará a ser um farol no cenário cívico do nosso Estado de São Paulo e do nosso Brasil.- Afetuosos abraços - Gino

Outra mensagem que recebo foi do JOSÉ D´AMICO, pessoa convidada para participar do “DIA DOS ANIVERSARIANTES”; a resposta minha é a seguinte: 
CARÍSSIMO JOSÉ
Realmente foi uma data histórica. Estavam presentes as netas de IBRAHIM NOBRE e de ROMÃO GOMES. Dos veteranos: OSVALDO DIANA (99 ANOS); GINO (94 ANOS); um ex-combatente trazido pela sua filha veio de LONDRINA; ROMAGNOLI e RENATA (fizeram aniversário no dia 9); estudantes que entrevistaram os veteranos e a viúva de PACHECO E SILVA, DONA DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, que no dia 9 de julho será a primeira mulher a assumir o COMANDO DO EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA, dignificando o valor da mulher brasileira na revolução (foram 70 ou 72 mil mulheres envolvidas na Revolução. Além de costurarem milhares de fardas para os voluntários também costuraram saias e fizeram peças íntimas para os "homens" que estavam se esquivando de ir para a frente de batalha. 
NAGADO, patrocinador da placa que pretendemos colocar na Assembléia Legislativa, também aniversariante, confirmou o patrocínio da mesma. Acredito que você já pode ir pensando em confeccioná-la. GIANNOCCARO e CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES também estavam conosco nesta tarde, repito, histórica, a meu ver. E ainda mais, também compareceu um engenheiro a mando do TJ para tratar do restauro do nosso prédio que, acredito, será um cartão de visitas para SÃO PAULO. 
CARO D´AMICO
O meu sonho de 2004, quando dizia a todos que a Sociedade renasceria qual a FÊNIX da mitologia está se concretizando. 
From: José D'Amico <josedb01@gmail.com>
Date: 26/06/2008 00:58
Subject: Re: encontro histórico
To: Mario Ventura <celmario@gmail.com>
Queridíssimo coronel Ventura,
Muito obrigado pelo amabilíssimo convite!
Eu havia conversado, por telefone, com Marinei, que me antecipara tão honrosa convocação, na última segunda.
Desejava muito ter ido para cumprimentar nossos gloriosos aniversariantes.
Contudo, um resfriado, de lá para cá, transformou-se  num "toque de tambor" que continua marcando passo nesse momento em que lhe escrevo...
Peço-lhes perdão pela ausência e espero revê-los em breve.
Continências espirituais,                  Recruta D'Amico.

2008/6/23 Mario Ventura <celmario@gmail.com>:
CARÍSSIMO AMIGO JOSÉ

Teremos na quarta-feira um encontro histórico: GINO, que acaba de completar 94 anos; OSVALDO DIANA que hoje completou 99: dona DIRCE, que irá assumir o comando do Exército Constitucionalista; a neta de ROMÃO GOMES; a neta de IBRAHIM NOBRE; o aniversariante doutor ROMAGNOLI; um veterano que está vindo de LONDRINA; o nosso organizador do site www.mmdc32.org.br . VOCÊ TAMBÉM ESTÁ CONVIDADO!
VENTURA

O “tour” corintiano pelo interior do Estado de SÃO PAULO não foi dos mais animadores. Depois de deixar dois pontos em CAMPINAS, a equipe de MANO MENEZES perdeu mais dois nesta noite, em RIBEIRO PRETO, diante do BRAGANTINO, com empate por 1 a 1. Até enfrentar PONTE PRETA e BRAGANTINO, o TIMÃO tinha 100% de aproveitamento na Série B. O tropeço se tornou mais evidente diante dos cinco desfalques do rival e do fato de o CORINTHIANS ter jogado com um atleta a mais por quase meia hora – o volante MORADEI foi expulso aos 22 minutos da segunda etapa. Até então, o time de BRAGANÇA vencia por 1 a 0, com gol de PARÁ. CHICÃO, de pênalti, garantiu a igualdade.
A nova classificação da Série B tem  o TIMÃO com 20 pontos, com quatro de vantagem para o vice-líder AVAÍ – a diferença era de seis até o início da rodada.

O FLUMINENSE foi até o estádio CASA BLANCA a 2.850 m de altitude, no EQUADOR, pensando até na vitória, mas levou um sufoco e perdeu para a LDU por 4 a 2, hoje, na primeira decisão da LIBERTADORES. Apesar da derrota, os cariocas saíram do gramado aliviados, já que chegaram a levar uma sova de 4 a 2 e, praticamente, dar adeus ao título. Um gol de THIAGO NEVES no segundo tempo, porém, diminuiu o estrago e trouxe a confiança de volta ao TRICOLOR carioca. Agora, o time do técnico RENATO GAÚCHO precisa vencer no MARACANÃ por três gols de diferença para levantar o título inédito. Vitória por dois gols leva a decisão para a prorrogação e, persistindo o placar, pênaltis.

A cantora SYLVINHA ARAÚJO, uma das musas da JOVEM GUARDA, morreu nesta noite, aos 56 anos, em SÃO PAULO. Ela lutava contra um câncer de mama e estava internada no Hospital Nove de Julho, na região central, desde o último dia 4. O estado de saúde da cantora tinha piorado nas duas últimas semanas. SYLVINHA era casada com o cantor EDUARDO ARAÚJO, também da JOVEM GUARDA, e deixa dois filhos. A assessoria de imprensa do hospital informou que a paciente morreu às 20:35 horas. Mesmo doente, SYLVINHA continuava cantando, segundo informaram seus assessores. Antes de ser internada, ela estava envolvida na produção de um DVD que celebra os 40anos da JOVEM GUARDA, movimento que teve como ídolos nomes como ROBERTO CARLOS, ERASMO CARLOS e WANDERLÉIA, além dela própria. O DVD comemorativo da data foi lançado ainda no ano passado. 

Relator da ação penal do mensalão, o ministro JOAQUIM BARBOSA, do Supremo Tribunal Federal, diz que manobras regimentais dos acusados e outras formas de escape menos sutis podem jogar para 2011 o julgamento dos envolvidos no escândalo. Os interrogatórios dos 40 envolvidos no esquema já terminaram. Agora, as testemunhas de acusação e de defesa indicadas pelo Ministério Público e pelos denunciados devem ser ouvidas pelos juízes federais. Dentre as testemunhas listadas pelo procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA, estão a cafetina JEANY MARY CORNER e a ex-secretária do publicitário MARCOS VALÉRIO, FERNANDA KARINA RAMOS SOMAGGIO.
O velório da ex-primeira-dama RUTH CARDOSO, hoje, se transformou numa demonstração de ecumenismo político e acadêmico, cuja culminância foi a chegada do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que visivelmente emocionado foi à SALA SÃO PAULO acompanhado de sua mulher, MARISA LETÍCIA, e de um grupo de ministros. Por alguns momentos, o espaço em torno do caixão, coberto com a bandeira nacional, se prestou a uma simbólica trégua ao reunir adversários políticos antes inconciliáveis. O abraço de LULA em FERNADO HENRIQUE foi prolongado, de uma forma que não se via desde que um transmitiu o cargo ao outro, há cinco anos e meio.
FERNANDO HENRIQUE recebeu condolências do ex-presidente americano BILL CLINTON, da senadora HILLARY CLINTON e do Rei JUAN CARLOS I, da ESPANHA, em ligações recebidas durante o velório. Num salão próximo, dezenas de coroas de flores traziam mensagens de muitos Estados e de outros países da AMÉRICA DO SUL.

O Presidente da Câmara de São Paulo, ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, foi hoje à Polícia Federal para dar explicações sobre informações publicadas ontem no “O ESTADO”, de sua suposta participação no esquema de tráfico de influência e corrupção que manteve aberto o prostíbulo W.E. – base da quadrilha acusada de desviar dinheiro do BNDES, explorar prostituição e traficar mulheres para a EUROPA.
CARLINHOS repetiu a mesma versão dada ao jornal: confirmou que recebeu o lobista da organização, o CORONEL PM Ref WILSON DE BARROS CONSANI JÚNIOR, mas cortou o contato assim que descobriu que o flat e o bar da Rua PEIXOTO GOMIDE eram, na verdade, um dos mais exclusivos endereços da prostituição em São Paulo. Ali, um programa com uma garota podia custar até dez mil reais.

No final das contas, a camisa pesou. Em um duelo de tirar o fôlego, a ALEMANHA conseguiu vencer o jogo no último minuto e cravou 3 a 2 na TURQUIA, classificando-se para a grande final da EUROCOPA. A partida foi disputada hoje, no estádio St. JAKOB-PARK, na SUÍÇA. Os alemães agora esperam o vencedor do duelo entre ESPANHA e RÚSSIA, marcado para amanhã, na ÁUSTRIA.  


2 009         :       QUINTA-FEIRA
O Comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, CAPITÃO Mús PM RENATO MAXIMIANO DA SILVA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria, funcionários e associados para o Concerto em “Homenagem a todas as Associações que auxiliam as Polícias Militares”, a realizar-se em 25 de junho de 2009, às 18:00 horas no Auditório MAJOR ANTÃO FERNANDES, sito à Rua Jorge Miranda, 367-a, LUZ, CENTRO.

Temperatura por volta de um grau negativo. Casa cheia, expectativa de pelo menos 60 mil pessoas torcendo contra. As estridentes vuvuzelas. Gramado em péssimas condições. Em ambiente adverso, o BRASIL decide hoje, contra a ÁFRICA DO SUL, a outra vaga para a final da COPA DAS CONFEDEAÇÕES, às 15:30 horas (horário de BRASÍLIA), no ELLIS PAKK, em JOHANNESBURGO.
Os sul-africanos estão animados e cheios de confiança. Recorreram aos seus deuses espirituais e à lenda viva NELSON MANDELA, de 91 anos. Atletas e o técnico JOEL SANTANA foram pedir a bênção ao líder. “Foi incrível. Para os jogadores, foi um dos momentos mais especiais, junto com a classificação. Ele disse que acredita em nós”, revelou AARON MOKOENA, capitão da seleção da ÁFRICA DO SUL.
Abençoados pelo líder e empurrados pela imensa torcida, os atletas da BAFANA BAFANA querem entrar para a história. Não há limites para vencer o BRASIL. Por tudo isso, DUNGA ligou o sinal de alerta. “A motivação desses jogadores é imensa para enfrentar o BRASIL e fazer uma grande partida. Eles são os donos da casa, estão crescendo na competição. Fizeram um bom jogo contra a ESPANHA. É uma equipe africana, com as características tradicionais, são rápidos e fortes. Tentaremos bloquear os pontos positivos.”
DUNGA sabe muito bem que a seleção jogará sob imensa pressão, apesar da quilométrica distância técnica entre os dois times. Sua estratégia não muda. O BRASIL deve marcar forte e resolver a questão nos contra-ataques, ainda no primeiro tempo, como fez contra os EUA e a ITÁLIA. O treinador não acredita em uma postura defensiva dos adversários.  

Nesta manhã chuvosa conto com os préstimos do JOÃO GOMES para me levar até o CPA/M-7 para uma conversa com o Comandante, CORONEL PM WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO, no sentido de dinamizar o núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em GUARULHOS; com poucos associados, em época de eleição, precisamos de uma decisão: continua existindo o núcleo ou ele será desativado. O CORONEL MENDES conversou com oficiais do CPA/M-7 e ficou marcada essa audiência com o comandante por volta das 10 horas. 
Ainda pela manhã procuro agilizar a digitação de minhas memórias, trabalho atrasado face os últimos acontecimentos desta semana: a festa dos Aniversariantes no dia 23 e a participação, ontem, da posse no novo comandante da Área Centro (CPA/M-1).
Meu enteado, 2º Sargento PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR(o nome tem uma certa semelhança com o comandante do CPA/M-7, mas é apenas mera coincidência).
O CORONEL PM CÉSAR reúne o CAPITÃO PM ROSA e vários outros oficiais para discutir comigo a idéia de trazer o núcleo da Sociedade, criado em 2007 em GUARULHOS, para dentro do seu quartel. É um oferecimento alvissareiro e talvez a única maneira de não desativar o mesmo. Conversamos durante duas horas. A oficial P5 (Comunicação Social) está encarregada de fazer os primeiros contatos. Forneço a ela todo o material disponível. Deverá o CORONEL PM CÉSAR chamar por esses dias o ROMAGNOLI e a JANAÍNA no CPA/M-7 para os necessários entendimentos de transportar todo o material do núcleo para o quartel. Haverá necessidade de se fazer a Assembléia Geral Eleitoral e, para tanto, a publicação do Edital de Convocação dos associados. 
Deixo o CPA/M-7 por volta do meio-dia. Embarco num lotação na Rua MÃE DOS HOMENS, que me leva até a Estação TUCURUVI, do Metrô. Chego tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Sou chamado para almoçar com os oficiais do MMDS. Explico a eles todas as tratativas feitas pela manhã no sentido de “salvar” o núcleo de GUARULHOS.
Passo pela AORRPM a fim de fornecer ao MAJOR PM CHICONELLO um artigo sobre os 77 anos da Revolução Constitucionalista que ele irá colocar no jornal “CLARINADAS DA TABATINGUERA”. Aproveitamos para conversar sobre os 59 anos de memórias que irão se completar justamente no 9 de Julho e a idéia de logo iniciar o 60º ano, de Deus me der forças para isso.
Conversamos com o Presidente em Exercício da Diretoria Executiva, CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES e também com o Presidente do Conselho Deliberativo, CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. O CORONEL PM Ref HERMES CRUZ teve um AVC há uns quarenta dias e sua senhora o levou para lugar que ninguém sabe onde fica, a fim de ficar em completo repouso. Acontece que vai se aproximando dezembro, mês em que deverá acontecer a Assembléia Geral Eleitoral para a escolha dos novos dirigentes da Associação para o triênio 2010-2012.
Retorno ao MMDC depois das 15 horas. Cada vez fica mais encolhido aquele prédio enorme que havia na esquina da RUA TABATINGUERA e a PRAÇA JOÃO MENDES. A demolição está a pleno vapor. A própria rua tem caracteres mais elegantes, a partir de ontem, com a derrubada do tapume que escondia o restauro do casarão da Igreja da Boa Morte, esquina com a Rua do Carmo (onde fica a igreja). Cores brancas e amarelas dão um realce antigo nessa longa restauração.
No MMDC encontro o CAPITÃO PM ANISIO. Ele ontem comandou a tropa do CPA/M-1 na passagem de Comando do TENENTE-CORONEL PM SIDNEY para o CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA. Escolhi o CAPITÃO PM ANÍSIO para ser o 2º Secretário da Diretoria Executiva no terceiro mandato do CAPITÃO Ref EB GINO STRUFFALDI. Converso, via fone, com o CAPITÃO PM ALEXANDRE sobre o núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA e com o CAPITÃO PM HERBERT sobre o futuro núcleo “ROMÃO GOMES” no MORUMBI/BUTANTÃ. Está parecendo que os capitães estão tomando a direção dos núcleos.
Estou para deixar a Sociedade quando recebo um telefonema de uma filha de veterano, residente no RIO DE JANEIRO. Quer entrar com processo para receber a Pensão Especial deixada pelo veterano, falecido nos anos 1970, com apenas 55 anos de idade. Isso me faz perder mais de meia hora e atrasa a minha saída do MMDC e, em conseqüência, prejudica o meu retorno para casa.
Faço uma ligação para o GINO, quando chego em casa, para saber como foi a sua entrevista para repórteres no Monumento Mausoléu, pela manhã. Ele conta a sua façanha de tentar subir as escadas que levam ao topo do Obelisco. É lógico que não conseguiu o seu intento. Os repórteres foram até o fim e ficaram deslumbrados com o panorama que é visto lá em cima.       

Os jogadores do BRASIL se reuniram no centro do campo, após o apito final e com abraços e aos pulos comemoraram como se fossem campeões. A poucos metros dali, os sul-africanos formaram uma roda e rezaram. Quem deveria recorrer às orações era DUNGA. Difícil ver uma partida em que a seleção não joga nada e sai com a vitória. Diante da ÁFRICA DO SUL foi assim. Venceu por 1 a 0 e se classificou para a final da COPA DAS CONFEDERAÇÕES contra os ESTADOS UNIDOS, no domingo, às 15:30 horas. DANIEL ALVES nunca imaginou que entraria na lateral-esquerda, aos 36 minutos do segundo tempo. Foi ele que marcou o gol único da partida.

“TEM DE SAIR”. A frase, curta e peremptória, fez parte do discurso duro com o qual o senador PEDRO SIMON reiterou o pedido de afastamento de JOSÉ SARNEY da presidência do Senado. Ele foi seguido por senadores dos principais partidos, que se revezaram na tribuna com o mesmo pedido. Nenhuma liderança da cúpula do PMDB compareceu ao plenário para defender SARNEY e ele próprio não foi ao Congresso. O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA mudou a avaliação que vinha fazendo da crise do Senado. Em vez de defender o presidente da Casa, JOSÉ SARNEY, como havia feito duas vezes antes com veemência, desde hoje LULA adotou uma postura institucional e preferiu deixar a solução da crise para o próprio Senado. Justamente no dia em que SARNEY divulgou uma nota em que praticamente pede socorro ao presidente.

Oficiais do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, de MARABÁ, vasculham há um mês a SERRA DAS ANDORINHAS, no Sul do PARÁ, região indicada em relatórios como local de combates e sepultamento de integrantes da Guerrilha do ARAGUAIA. A região de TRÊS QUEDAS, no município de SÃO GERALDO DO ARAGUAIA, foi um dos lugares mapeados recentemente pelos militares. Nos dias 27 e 28 de maio, uma equipe de quatro oficiais do Exército esteve nas terras do empresário JORGE ARAÚJO, que não estão numa área de manobra e treinamento militar.  

Nesta noite, pela Internet, faço a reconvocação da Assembléia Geral Eleitoral, como presidente da mesma.
MEUS AMIGOS (AS)
Como presidente da Assembléia Geral Eleitoral estou reconvocando os associados do MMDC para a sessão solene de posse dos eleitos para o biênio 7 de julho de 2009 / 7 de julho de 2011.
DIA 7 DE JULHO DE 2009 - 15 HORAS - NA SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
RUA ANITA GARIBALDI, 25 - CENTRO (vizinho ao Corpo de Bombeiros da SÉ)
Todos os associados dos nossos núcleos deverão comparecer para prestigiar o presidente da Diretoria Executiva, GINO STRUFFALDI; o presidente do Conselho Deliberativo, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, DEPUTADO FEDERAL; e o presidente do Conselho Fiscal, doutor FERNANDO LOPES DAVID.
Os nossos amigos e nossas amigas que ainda não se associaram ao MMDC também estão convidados para esse ato que certamente merece a atenção de todo bom brasileiro e amante do civismo e dos fatos acontecidos naquela EPOPÉIA SAGRADA de 1932.
                                                 CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
                                           PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL
Também mando a seguinte mensagem:
CAROS AMIGOS (AS)
Nosso batalhador, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, deputado federal, uma voz da coerência e dos princípios sadios do nosso povo, conseguiu a aprovação da sessão solene na Câmara Federal em homenagem ao MOVIMENTO CONSTTUCIONALISTA DE 1932 que está completando seu 77º aniversário. Essa sessão está marcada para o dia 6 de julho, às 10 horas, no plenário da Câmara dos Deputados. Vamos cerrar fileira em torno do nosso baluarte na Câmara Federal.
                                                                      CORONEL PM VENTURA
25junho2009 último remanescente da Guarda Civil passa para a reserva. Hoje, quando estava conversando com o MAJOR CHICONELLO, na AORRPM, foi comentada a passagem para a reserva do MAJOR QAOPM JAIME VIANNA. Seria homenageado na reunião das quintas-feiras na Associação. 
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.065/08, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj QAOPM 81739-2 Jaime Vianna - EM/E a Adm., (TLTS e FRCTS DP-882/09 - Pr. 18.177/09).
Estou envolvido na Internet quando chegam mensagens sobre a morte de MICHAEL JACKSON: Os paramédicos que atenderam Michel Jackson responderam a um chamado telefônico feito de dentro da casa do cantor. Segundo o jornal britânico The Sun, a equipe de resgate chegou à mansão em oito minutos, mas já encontraram Jackson caído e sem respirar. No registro do chamado, feito às 12h21 (hora local), ficou marcada a frase "homem de 50 anos sem nenhuma respiração". No caminho para o hospital, Michael recebeu oxigênio e massagem cardíaca dos médicos, que não conseguiram reanimá-lo. A mãe do astro, Katherine, chegou ao UCLA Medical Center pouco após o filho. Já o pai de Michael, Joe, estava em Las Vegas quando recebeu a notícia. Elizabeth Taylor também correu para o hospital ao ser informada do estado de saúde do cantor, de quem era amiga íntima. No início da tarde, um médico disse aos parentes que os esforços para recuperar os batimentos cardíacos de Michael haviam falhado e que o cantor estava morto. La Toya Jackson, uma das irmãs dele, foi vista em prantos depois do anúncio da morte. Segundo o The Sun, a morte ocorreu às 14h26 (hora local). De acordo com uma fonte do setor de emergência do hospital, auxiliares do cantor disseram aos médicos que o colapso ocorreu após o astro tomar uma injeção do medicamento Demerol, similar à morfina. Após a aplicação, segundo a fonte, a respiração do astro teria ficado ofegante. "A sua respiração foi ficando cada vez mais devagar, até que parou", teria dito o membro da equipe do cantor. Ainda em sua casa, ele recebeu respiração boca a boca e, já no hospital, passou por procedimento de ressuscitação com choques elétricos. A estrela pop Madonna à revista People:"Não consigo parar de chorar a triste notícia (...) Sempre admirei Michael Jackson. O mundo perdeu uma grande figura, mas sua música vai viver para sempre. Meu coração se compadece de seus três filhos e outros membros de sua família. Deus os abençoe".Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, estado americano onde Jackson morava: "Maria (sua mulher) e eu nos juntamos a todos os californianos para expressar nosso choque e tristeza com a morte do cantor". Quincy Jones, produtor musical que trabalhou com Michael Jackson em três dos seus discos mais vendidos, incluindo "Thriller" e "Bad", em comunicado: "Estou absolutamente devastado pela trágica e esperada noticia. Perder Michael Jackson tão jovem e de forma tão inesperada... Simplesmente não tenho palavras. Ele era um artista completo e a sua contribuição e o seu legado serão para sempre sentidos no mundo. Perdi meu irmãozinho. Uma parte da minha alma se foi com ele". Lisa Marie Presley, filha do ídolo do rock Elvis Presley e ex-mulher de Jackson, em comunicado: "Estou muito triste e confusa, sentindo todas as emoções possíveis. Estou desolada pelos meus filhos que eu sei que eram tudo para ele e sua família. É um perda tão grande em tantos níveis... as palavras não bastam". Brooke Shields, atriz e velha amiga do cantor, em comunicado: "Meu coração está coberto de tristeza pela perda devastadora do meu verdadeiro amigo Michael. Ele foi um extraordinário amigo, artista e um modelo para o mundo. Me junto à sua família e fãs na celebração da sua incrível vida e no luto por sua partida prematura". Liza Minnelli, cantora e atriz, ao "Entertainment Tonight": "Ele era um homem gentil, verdadeiro, maravilhoso. Ele também foi um dos maiores artistas. O amei muito e sentirei a sua falta todos os dias da minha vida". Slash, ex-guitarrista do Guns N'Roses , que tocou com Michael Jackson em "Black or White": "A notícia é realmente muito triste. Ele era um grande talento". Elizabeth Taylor, atriz e grande amiga de Jackson: Representantes da atriz disseram que ela estava tão devastada pela perda de seu querido amigo que não tinha condições de emitir um comunicado neste momento, mas prometeu falar sobre a morte posteriormente. William, cantor do Black Eyed Peas, em comunicado: "Sou muito grato por ter trabalhado com o Rei... Ele era um presente para o mundo. Michael Jackson é uma luz brilhante e não ficaria surpreso se o mundo parasse de girar amanhã".
Após lutar por três anos contra o câncer, a eterna Pantera FARRAH FAWCETT morreu hoje, aos 62 anos. A atriz estava internada desde segunda-feira, dia 22, em hospital de LOS ANGELES, nos EUA. A carreira da atriz texana colecionou atropelos, assim como sua vida íntima foi marcada pelo tumulto. Em 1968, conheceu LEE MAJORS, astro de sucessos televisivos como “DURO NA QUEDA”, com quem viveu por 11 anos. Celebrizada na pele da detetive JILL MUNROE de “AS PANTERAS”, FARRAH marcou uma geração de mulheres com sua beleza e estilo. O seu penteado foi copiado por fãs em todo o mundo. A popularidade de FARRAH começou a ofuscar MAJORS, provocando um desgaste conjugal. Tratada como a “namoradinha da América”, ela decidiu se afastar da TV para investir no cinema. Após viver por 17 anos com um amigo de MAJORS, RYAN O´NEAL, a atriz começou a namorar o produtor e cineasta canadense JAMES ORR. Graças a ele, FARRAH protagonizou um episódio nada glamouroso ao dizer “NÃO” ao pedido de casamento de ORR, ela foi espancada por ele. Em 2006, FARRAH recebeu o diagnóstico de um câncer retal. Um ano depois voltou a sofrer sangramentos e desmaios. A atriz deixa o filho REDMOND O´NEAL, que foi preso recentemente por posse de drogas.
2 010       :      -    SEXTA-FEIRA
O BRASIL decide a colocação sua no Grupo F: será primeiro do grupo se ganhar ou empatar de PORTUGAL. No caso de derrota passará para a segunda colocação. Permaneço em casa para assistir esse jogo. Brasil e Portugal fizeram, na manhã desta sexta-feira, uma partida muito aquém das expectativas das duas melhores equipes do suposto "grupo da morte" e apenas empataram sem gols em Durban. O jogo começou preso no meio de campo, com Portugal adiantando a marcação visando dificultar a saída de bola da Seleção Brasileira. Sem Kaká, suspenso, e Robinho, poupado, além de Julio Baptista, sumido na partida, o Brasil ficou sem opções e, a despeito de possuir mais posse da bola, poucas chances criou no começo do jogo. O que mais funcionou neste início da Seleção foi o lado direito, que contava com o lateral Maicon, apoiado por Daniel Alves e Luís Fabiano, que caíam pelo setor. Dessa forma, algumas chances apareceram, como um bom chute de Daniel Alves, que passou à esquerda do goleiro Eduardo, aos cinco minutos de jogo. Aos 15, entretanto, Portugal teve sua primeira e única chegada de maior perigo na primeira etapa: Coentrão avançou com liberdade nas costas do lateral Maicon e cruzou para a área, a zaga brasileira afastou e Cristiano Ronaldo foi travado quando tentaria o arremate. Nove minutos depois, outro fator que poderia alterar o panorama da partida começou a surgir: os cartões. Juan interceptou lançamento português com a mão, em lance que os lusitanos pediram muito sua expulsão. O jogo ficou nervoso, e o árbitro distribuiu, ao todo, sete cartões amarelos na primeira etapa. A chance mais clara de gol surgiu quando Luis Fabiano, outra vez pela direita, fez boa jogada e alçou a bola na área para Nilmar que, quase sem ângulo, conseguiu chutar, para boa defesa do goleiro Eduardo, em bola que ainda bateria na trave. Minutos depois, outro cruzamento da direita, agora de Maicon, em que o Fabuloso cabeceou com perigo à meta portuguesa. O nervosismo ficou ainda mais evidente quando, após uma sequência de faltas entre Pepe e Felipe Melo, o técnico Dunga, do Brasil, decidiu substituir o brasileiro, para evitar que o mesmo acabasse expulso. Na segunda etapa, Portugal voltou melhor e teve sua primeira chance nos pés do, até então apagado, Cristiano Ronaldo, que recebeu nas costas de Lucio, que se recuperou a tempo de cortar o cruzamento do português. A chance mais aguda de Portugal aconteceu aos 14 minutos, quando Cristiano Ronaldo, novamente, arrancou, agora pela esquerda, e foi desarmado por Lucio. Mas, na sobra, Raul Meireles saiu na cara de Julio Cesar, que operou um milagre e salvou o Brasil. A Seleção seguia exposta, com Lucio e Juan tendo muito trabalho, sobretudo quando o craque do Real Madrid recebia pelos lados do campo. O jogo esfriou quando o Brasil conseguiu retomar a vantagem na posse da bola, e valorizava quando tinha a mesma no campo de ataque. No último lance de perigo, aos 46 do segundo tempo, Ramires chutou, a bola desviou em um zagueiro português e quase supreende o goleiro Eduardo, na última e uma das poucas chances de gol da segunda etapa. Com o empate, Brasil e Portugal estão classificados para as oitavas de final da Copa do Mundo e agora esperam a definição do Grupo H para saber seus adversários. O Brasil enfrenta o segundo colocado deste grupo, enquanto Portugal pega quem passar como líder. Os quatro times do grupo, Chile, Suíça, Espanha e Honduras, esta em menor escala, ainda tem chances de se classificar.
FICHA TÉCNICA: PORTUGAL 0 X 0 BRASIL. Estádio: Moses Mabhida, Durban (AFS). Data/hora: 25/6/2010 - 11h (de Brasília). Árbitro: Benito Armando Archundia (MEX). Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX). Renda/público: Não disponível / 62.712 pagantes
Cartões amarelos: Duda, Tiago, Pepe e Fabio Coentrão (POR); Luis Fabiano, Juan e Felipe Melo (BRA). Cartões vermelhos: Nenhum.
PORTUGAL: Eduardo, Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fabio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes, 18'/2ºT), Duda (Simão, 8'/2ºT), Raul Meireles (Miguel Veloso, 38'/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo e Danny. Técnico: Carlos Queiroz.
BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué, 44'/1ºT), Daniel Alves e Julio Baptista (Ramires, 37'/2ºT); Nilmar e Luis Fabiano (Grafite, 39'/2ºT). Técnico: Dunga.
O outro jogo do Grupo G, o dos desclassificados, a COSTA DO MARFIM vence a CORÉIA DO NORTE por 3 a 0.
CARÍSSIMO RAFAEL
Ainda ontem participei de um debate na TV ASSEMBLÉIA e uma das questões discutidas por nós foi justamente a importância do Movimento Constitucionalista para os dias atuais. O povo brasileiro não aceita qualquer outro sistema de governo a não ser o regido pela CARTA MAGNA. Naquela época a reconstitucionalização do País era ponto crucial, necessário e coerente com a nossa democracia. Nos tempos atuais essa idéia de Direito é que prevalece. Caso a Constituição seja ofendida o brasileiro irá contra qualquer tipo de ditadura que machuque a mesma. Veja que a Constituição de 1988 tem muito a ver com a Constituição de 1934, valorizando o cidadão.
Amanhã, sábado, com mais tranquilidade, irei lhe mandar uma cópia de uma Palestra que fiz em 23 de maio e também o histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
Após o jogo do BRASIL 0 x PORTUGAL 0 e dos trabalhos no computador, vou para a cidade de São Paulo. A viagem não é muito agradável. O ônibus demora muito para chegar e, quando vem, está cheio. Quase que toda a viagem foi realizada de pé. Tinha marcado o horário das 15 horas para a chegada do CORONEL MENDES. Mas ele não vem. Atendo vários telefonemas e chega uma correspondência do Delegado Geral DOMINGOS PAULO NETO. Ele está indicando os delegados RUI BARACAT GUIMARÃES PEREIRA (Dirigente da Assistência Policial de Comunicação Social) e EDUARDO AUGUSTO PAGLIONE, do Serviço Técnico de Apoio a Polícia Especializada e Administrativa da Assistência Policial Judiciária. Quem vem me visitar é o MARIO MARGARIDO. Conversamos muito sobre a difícil situação do CRISTIANO. Largou a mulher e agora jogou os dois filhos de um casamento tumultuado para que a avó crie as crianças. A mãe quer plena liberdade para sair com suas amigas e voltar altas horas da noite nos finais de semana.
Não demoro muito na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Por volta das 16:30 horas estou retornando para casa. Tomo conhecimento dos resultados do último Grupo da COPA DO MUNDO, o Grupo H com CHILE 1 x ESPANHA 2 e SUÍÇA 0 x HONDURAS O.
Mesmo com a derrota, o Chile acabou classificado em segundo e será o próximo adversário do Brasil. As duas seleções se enfrentarão na próxima segunda-feira, às 15h30, em Johanesburgo. No dia seguinte, a Fúria encara a seleção de Portugal. As duas primeiras chances de perigo foram da Espanha. Fernando Torres, aparentemente mais ativo e mais procurado do que nas partidas anteriores, concluiu duas vezes para fora e não aproveitou os lançamentos de Xavi. Os espanhóis ensaiavam uma pressão inicial, retendo mais a bola. Mas os chilenos tinham um Valdivia inspirado. O ex-palmeirense lançou Beausejour na direita, que cruzou rasteiro na pequena área. Gonzalez escorregou e não conseguiu marcar. A velocidade chilena começava a predominar. Sánchez recebeu novamente pela direita e, com um lindo toque, quase fez um golaço, encobrindo Casillas. Exatamente no momento em que o Chile já pressionava a Espanha, o goleiro chileno cometeu uma das piores falhas da Copa do Mundo. Fernando Torres recebeu lançamento despretensioso, em jogada em que Ponce já estava inteiro na marcação. Foi quando Bravo saiu da grande área desnecessariamente, dando um carrinho quase na linha lateral. A bola acabou não saindo e sobrou para Villa completar de primeira para o gol vazio. O ataque chileno demorou quase dez minutos para acordar do duro golpe. Em outro bom lançamento de Valdivia, Beausejour arrancou para o gol, mas acabou travado na hora do chute. A Espanha só ameçava nas bolas altas, com Piqué e Torres, mas contava com Iniesta. E ele resolveu aparecer. Em rápido contra-ataque espanhol liderado por Xavi, a bola chegou até Villa, no lado esquerdo. O atacante tocou para trás e Iniesta tocou com categoria, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro. De quebra, o ídolo espanhol se tornou o autor do centésimo gol desta Copa do Mundo. No mesmo lance, Estrada acabou expulso em choque duvidoso com Sergio Ramos. Mais um duro golpe para o Chile. Para a etapa final, o técnico Marcelo Bielsa tratou de agir, colocando Millar e Paredes nos lugares de Valdivia e Gonzalez, também para recompor o meio de campo. E deu resultado. Depois de furar um chute no primeiro minuto, Millar contou com a sorte para marcar. O chileno dominou na entrada da área, arriscou a conclusão, mas a bola resvalou em Piqué e enganou Casillas. A partida passou a ficar dramática. Mesmo com um a menos, o Chile defendia bem, especialmente com Ponce e Isla, e ainda assustava a Espanha com contra-ataques rápidos. Os espanhóis pacientemente tocavam a bola, orientados por Fábregas, esperando por algum espaço na defesa chilena ou pelo apito final. A Fúria conseguiu administrar o resultado, assegurar a primeira colocação do Grupo H e, sobretudo, fugir do Brasil nas oitavas de final.
FICHA TÉCNICA: CHILE 1 X 2 ESPANHA. Estádio: Loftus Versfel, em Pretória (AFS). Data/hora: 24/06/2010, às 15h30 (de Brasília. Juiz: Marco Rodriguez (MEX); Auxiliares: Jose Luis Camargo e Alberto Morin
Cartões amarelos: Ponce e Medel (CHI). Cartões vermelhos: Estrada (38'/1ºT). Gols: Villa - 24'/1ºT (1-0); Iniesta - 36'/º1T (2-0), Millar - 2'/2ºT (2-1)
CHILE: Bravo; Medel, Ponce, Jara e Vidal; Estrada, Isla, Sánchez (Orellana - 20'/2ºT); Gonzalez (Millar - intervalo), Beausejour e Valdivia (Paredes - intervalo). Técnico: Marcelo Bielsa
ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Martinez - 28'/2ºT), Xavi e Iniesta; Fernando Torres (Fábregas - 9'/2ºT) e David Villa. Técnico: Vicente del Bosque
A Seleção Brasileira já entra nas oitavas de final com uma boa notícia. Os zagueiros Ponce e Medel, da seleção chilena, receberam o segundo cartão amarelo durante a derrota por 2 a 1 para a Espanha e estão suspensos para a próxima fase. Ambos entraram em campo pendurados, assim como o meia Valdivia, que saiu no intervalo. Ainda no primeiro tempo, a dupla de defensores foi punida pelo árbitro mexicano Marco Rodríguez. Ponce e Medel devem ser substituídos por Fuentes e Contreras. Outro desfalque do técnico do Chile, Marcelo Bielsa, para as oitavas de final é o volante Estrada. Ele foi escalado diante dos espanhóis em razão da suspensão do titular Carmona e, também no primeiro tempo, foi expulso. O camisa 13 já havia recebido cartão amarelo quando, no lance do segundo gol da Espanha, marcado por Iniesta, acabou acertando Fernando Torres sem bola. Estrada olhava para o outro lado do campo no momento do choque, mas Rodríguez aplicou o segundo amarelo. Na segunda-feira, no Ellis Park, em Johannesburgo, o titular Carmona deve voltar a ocupar o posto à frente dos zagueiros

A primeira fase da Copa do Mundo terminou nesta sexta-feira, quando foram conhecidos os dois últimos confrontos das oitavas de final do torneio. A Seleção Brasileira vai enfrentar o Chile, vice-líder do Grupo H. Os comandados de Dunga conquistaram a primeira posição do Grupo G após duas vitórias - sobre Coreia do Norte e Costa do Marfim - e um empate com Portugal. Entre os outros confrontos, um dos que mais chama a atenção é o embate de gigantes entre Alemanha, líder do Grupo D, e Inglaterra, segunda colocada do Grupo C. Os hermanos enfrentam o México já neste domingo. No sábado, abrindo a segunda fase da Copa do Mundo, jogam Uruguai x Coreia do Sul, às 11h (de Brasília) e Estados Unidos x Gana, às 15h30. Outra partida que vai concentrar atenções é Espanha x Portugal. Os espanhóis tropeçaram na estreia contra a Suíça, mas venceram os dois jogos seguintes, contra Honduras e Chile, e garantiram a liderança do Grupo H. Os portugueses ficaram na segunda colocação do Grupo G após o empate com o Brasil nesta sexta-feira.
Dois dos sete campeões do mundo já deram adeus à Copa: a França sobrou no Grupo A e a Itália no Grupo F. Os dois, curiosamente, foram os finalistas da última edição do torneio, na Alemanha. E se os europeus decepcionaram, os sul-americanos mandaram bem: quatro passaram para as oitavas de final como líderes de seus grupos - à exceção do Chile, que deixou a liderança da chave após a derrota para a Espanha, mas também se classificou. Além disso, teremos nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul o menor número de europeus classificados em todos os tempos. Apenas seis dos 16 times são do Velho Mundo. Além disso, outro recorde será quebrado nas quartas de final: as seleções europeias jogam entre si, e apenas três conseguirão vaga na fase seguinte da competição.
OS CLASSIFICADOS:
GRUPO A: URUGUAI, MÉXICO; GRUPO B: ARGENTINA, COREIA DO SUL; GRUPO C: ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA GRUPO D: ALEMANHA, GANA; GRUPO E: HOLANDA, JAPÃO; GRUPO F: PARAGUAI, ESLOVÁQUIA; GRUPO G: BRASIL, PORTUGAL; GRUPO H: ESPANHA, CHILE
DATA E HORA DOS CONFRONTOS DAS OITAVAS: SÁBADO, dia 26
- URUGUAI x COREIA DO SUL, 11h (de Brasília) em Porto Elizabeth
- ESTADOS UNIDOS x GANA, 15h30 (de Brasília) em Rustemburgo. DOMINGO, dia 27 - ALEMANHA x INGLATERRA, 11h (de Brasília) em Bloemfontein; - ARGENTINA x MÉXICO, 15h30 (de Brasília) em Johannesburgo. SEGUNDA-FEIRA, dia 28: - HOLANDA x ESLOVÁQUIA, 11h (de Brasília) em Durban; - BRASIL x CHILE, 15h30 (de Brasília) em Johannesburgo. TERÇA-FEIRA, dia 29: - PARAGUAI x JAPÃO, 11h (de Brasília) em Pretória; - ESPANHA x PORTUGAL, 15h30 (de Brasília) na Cidade do Cabo.
Solicitei ao PEDRO PAULO PENNA TRINDADE que elaborasse um artigo para colocar no Fórum dos Leitores de “O ESTADO”, depois da malfadada reunião na Escola de Educação Física, onde soube de certas limitações impostas pelo governo para a Parada de 9 de Julho. O TRINDADE me manda esse artigo, pela Internet: 
ESTIMADO TRINDADE
Obrigado pelo texto. Diz tudo! Vou repassar.
Em 25 de junho de 2010 20:51, Pedro Paulo Penna Trindade escreveu:
Diante das enormes manifestações públicas realizadas em nossa cidade, como a Marcha para Jesus no eixo norte da cidade e a Parada Gay na Av. Paulista, com suas respectivas mensagens e propostas, paradoxalmente o tradicional desfile cívico de 9 de Julho realizado diante do Obelisco do Ibirapuera vem sendo ameaçado, pelas autoridades representativas, a cada ano que passa. Desta vez, a “ordem” é para que o destacamento civil, constituído por escolas, escoteiros, fanfarras e outras entidades pertinentes, desfilem em apenas 30 (trinta) minutos. Ora, o rigorismo do tempo de duração incomoda a quem? O que se pretende com isto? Tal determinação configura não só uma ameaça a liberdade de expressão, para não dizer à democracia, mas também, ultraje à nossa história pátria. O feriado cívico de 9 de Julho é hoje considerado data máxima do Estado e, como tal, merecedor de um grande desfile cívico aos olhos do povo. Num momento em que os brasileiros parecem anestesiados diante da crise que assola os altos escalões do Governo, quando valores éticos e morais são desprezados, nada mais oportuno do que a realização de uma brilhante parada cívica para homenagearmos dignamente aqueles que lutaram no ano de 1932 em prol de uma constituição para o País.
Pedro Paulo Penna Trindade - Diretor da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC

From: Mario Ventura
To: mendes@gosp.org.br, "mmdc.32"
Date: Fri, 25 Jun 2010 23:37:18 -0300
Subject: Fwd: ROTARY CLUB SÃO PAULO ITAIM - PALESTRA REVOLUÇÃO 1932
Doutor CARNIDE pede à Sociedade um orador para 15 de julho, numa reunião do Rotary Club SÃO PAULO ITAIM:
MENDES
Você não recebeu a mensagem anterior? Eu a passei em 7 de junho.
Mensagem encaminhada ----------
De: Herberto Carnide
Data: 25 de junho de 2010 15:46
Assunto: ROTARY CLUB SÃO PAULO ITAIM - PALESTRA REVOLUÇÃO 1932
Para: Mario Ventura
ADVOCACIACARNIDE &
ASSOCIADOS
CONSULTORIA
  TRIBUTARIA
Prezado Cel. Mario Ventura,
O Cel. PM Mendes, no exercício da presidência da MMDC já indicou o nome?
Estamos querendo fechar a programação de julho e só falta a confirmação da reunião do dia 15.
Aguardamos sua informação.
Cordialmente
Herberto Carnide

CARNIDE & ASSOCIADOS
Tel: (55) (11) 3826-9222
Fax: (55) (11) 3666-1636
e-mail: herberto@carnide.com.br
De: Mario Ventura [mailto:celmario@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 7 de junho de 2010 21:56
Para: Herberto Carnide
Assunto: Re: ROTARY CLUB SÃO PAULO ITAIM - PALESTRA REVOLUÇÃO 1932
PREZADÍSSIMO DOUTOR HERBERTO
Estou encaminhando ao CORONEL PM MENDES que se encontra no exercício da Presidência do MMDC. Assim que ele indicar o nome lhe transmitirei.
Em 7 de junho de 2010 18:01, Herberto Carnide escreveu:
ADVOCACIACARNIDE &
ASSOCIADOS
CONSULTORIA
TRIBUTARIA
Prezado Cel. PM  Mario Ventura,
O Rotary Club São Paulo Itaim pretende realizar palestra, no dia 15 de julho de 2010, sobre a Revolução de 1932.
Gostaria que o amigo indicasse um dos membros da Sociedade de veteranos de 1932 para proferir a palestra.
Nossas reuniões são realizadas no Nacional Clube, sito a Rua Angatuba, 703, Pacaembu, às 20:30 horas.
Na reunião é servido jantar e o palestrante tem direito a estar acompanhado por dois convidados.
Aguardo sua resposta;.
Cordialmente
Herberto Carnide
CARNIDE & ASSOCIADOS
Tel: (55) (11) 3826-9222
Fax: (55) (11) 3666-1636
e-mail: herberto@carnide.com.br

Lendo o meu blog, a filha do Sargento ESMERALDO MACHADO entra em contato comigo:
CARÍSSIMA ANDRÉA
Seu pai era meu amigo. Como sargento e eu tenente trabalhamos juntos em algum dos batalhões da PM, ou melhor, da antiga FORÇA PÚBLICA.
A sua mensagem veio trazer à minha memória a sua figura. Várias vezes estive na casa de seu pai. Isso nos anos 1960. Não me lembro de você. Naturalmente deveria ser criança naquela época.
Embora minhas memórias contidas no blog tenham um caráter de cronopédia, dada a variedade de assuntos, ainda assim é limitado por um fato interessante. Quando comecei a escrever, com 13 anos de idade, uma espécie de diário, não parei até hoje, mas o problema é que aprendi a mexer com o computador somente no ano de 2000. Isso quer dizer que muita coisa ainda está escrita à mão e acho que não vou conseguir colocar tudo no blog.
Fiquei contente de poder lembrar do ESMERALDO. Que DEUS, na sua infinita bondade o tenha. Rezemos por ele.     
Em 25 de junho de 2010 17:18, escreveu:
Boa tarde Coronel Mario, como vai?
Meu nome é Andréa Machado, sou filha de Esmeraldo Machado, que também era militar, pesquisando na internet e pude ver que o senhor faz menção sobre o falecimento do meu pai em  seu blog, 
Fiquei curiosa para saber se o senhor o conhecia, se eram amigos, ou se trabalharam no mesmo batalhão?
Por favor se possível gostaria de saber, tenho muita saudade de meu pai e
falar dele é muito acalentador para mim.
Agradeço a atenção,
Andréa Machado Gomes

RAFAEL, repórter de uma emissora de MAUÁ, quer falar sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Tem entrado em contato comigo pela Internet:
CARÍSSIMO RAFAEL
Ainda ontem participei de um debate na TV ASSEMBLÉIA e uma das questões discutidas por nós foi justamente a importância do Movimento Constitucionalista para os dias atuais. O povo brasileiro não aceita qualquer outro sistema de governo a não ser o regido pela CARTA MAGNA. Naquela época a reconstitucionalização do País era ponto crucial, necessário e coerente com a nossa democracia. Nos tempos atuais essa idéia de Direito é que prevalece. Caso a Constituição seja ofendida o brasileiro irá contra qualquer tipo de ditadura que machuque a mesma. Veja que a Constituição de 1988 tem muito a ver com a Constituição de 1934, valorizando o cidadão.
Amanhã, sábado, com mais tranquilidade, irei lhe mandar uma cópia de uma Palestra que fiz em 23 de maio e também o histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
Cerca de quatro quilos de cocaína escondidos em velas e latas de feijoada e frutas foram apreendidos hoje pela manhã no Aeroporto Internacional de GUARULHOS, em CUMBICA. A droga estava na bagagem de um passageiro morador em SÃO BERNARDO DO CAMPO, que tentava embarcar para JOHANNESBURGO, na ÁFRICA DO SUL. Apenas neste ano, 211 pessoas foram presas ela Polícia Federal em CUMBICA.
SARGENTO PM Ref GIOVANI BERNADINO DE SOUZA, de 51 anos, foi morto durante assalto na VILA CARMOSINA, região de ITAQUERA, zona leste, no final da noite de ontem. Segundo testemunhas, o sargento reagiu e se atracou com dois dos ladrões. Mas um terceiro homem apareceu e atirou três vezes em GIOVANI. Um dos tiros atingiu o coração do sargento, que não teve tempo sequer de sacar a pistola 380 que carregava. O crime aconteceu na Rua SENADOR GEORGINO AVELINO pouco depois das 23 horas, e os bandidos levaram a moto HONDA XRE 300 da vítima. GIOVANI estava a caminho de casa quando foi abordado por dois motoqueiros, que estavam de capacete e pararam ao lado dele. Segundo dados da PM GIOVANI entrou para a Corporação em 27 de dezembro de 1985 e se aposentou há cerca de um ano. O TENENTE PM RICARDO DEL SANTO, que acompanhou a ocorrência, informou que o sargento serviu no Grupamento Aéreo da PM.
A polícia decretou a prisão temporária do vigia de rua EVANDRO BEZERRA DA SILVA, de 38 anos. Ele foi visto com MIZAEL BISPO DOS SANTOS (ex-PM, ex-namorado e principal suspeito pelo assassinato da advogada MÉRCIA NAKASHIMA) no dia 23 de maio, data em que MÉRCIA desapareceu e teria sido morta.
Os governos de ALAGOAS e PERNAMBUCO contabilizaram hoje novos dados da tragédia que atingiu as cidades nordestinas. Até o momento, foram registrados 51 mortos, sendo 34 em ALAGOAS e 17 em PERNAMBUCO. Quinze municípios estão em estado de calamidade pública em ALAGOAS. Os desaparecidos, de acordo com a Defesa Civil, somam 76. Cinco cidades continuam sem abastecimento público de água: BRANQUINHA, MURICI, PAULO JACINTO, CAPELA e JACUÍPE. Nada menos do que 26.618 pessoas estão em abrigos públicos temporários e 6 mil são considerados retirantes, por terem abandonado as áreas devastadas.
O PSDB anunciou hoje, após longo impasse, a indicação do senador tucano ÁLVARO DIAS para vice na chapa de JOSÉ SERRA à Presidência, ainda sob o impacto da pesquisa CNI/IBOPE que mostrou a candidatura do partido em queda. Dirigentes do PSDB consideram a indicação de DIAS “irreversível”, apesar de o principal aliados dos tucanos, o DEM, recusar a chapa puro-sangue e insistir em ocupar o posto.
O PT de SÃO PAULO foi obrigado a abortar o plano de uma chapa puro-sangue no Estado para evitar divergências com o PDT e acabou hoje a indicação do ex-tucano e professor universitário ANTÔNIO CLÓVIS FERRAZ, o COCA FERRAZ, como vice de ALOIZIO MERCADANTE. Outra aresta aparada na última hora foi a definição da suplência de MARTA SUPLICY, candidata ao Senado, reivindicada pelo PR. Com os pedidos atendidos, os 11 partidos que integram a coligação com o PT – a maior aliança já feita pela sigla no Estado – oficializam amanhã, pacificados, a chapa majoritária em convenção estadual. Até a noite o nome acertado para a suplência de MARTA era o do vereador ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES.
O complexo de pontes da Rodovia ANHANGUERA, no entroncamento com a MARGINAL TIETÊ, na capital, passará a chamar-se COMPLEXO VIÁRIO VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR. A Assembléia justificou a homenagem pelo empenho do vice na defesa das boas causas públicas e por sua luta contra o câncer, que “tem servido de exemplo e encorajamento para os brasileiros”.
O ex-vice-presidente americano DICK CHENEY, de 69 anos, que já sofreu cinco ataques cardíacos – o último em fevereiro – foi internado hoje em WASHINGTON para exames após se sentir mal. O vice de GEORGE W. BUSH, teve um marcapasso colocado em 1988.
A lei de sanções contra o IRÃ, aprovada pelo Congresso americano na quinta-feira, inclui pela primeira vez restrições à venda de etanol a TEERÃ, em um claro recado para o governo brasileiro. Enterrada no meio do texto do projeto de lei de 41 páginas, que deve ser assinado pelo Presidente BARACK OBAMA nos próximos dias, há uma ordem explicita para que o governo americano monitore as exportações de etanol para o IRÃ.     
A mais alta corte da ALEMANHA emite uma sentença histórica, legalizando o suicídio assistido em casos em que o paciente tenha manifestado seu desejo de não ser submetido a tratamentos de prolongamento da vida após acidentes ou em caso de doença terminal. A corte absolveu um advogado que havia aconselhado sua cliente, em 2007, a cortar o tubo de alimentação da mãe, em coma há cinco anos.

2 011     :         -     SÁBADO
A notícia dada ontem pela filha do senhor OSVALDO DIANA deixou-me apreensivo com relação à saúde do nosso veterano de 102 anos. Por outro lado a internação do GINO STRUFFALDI nesta manhã também é uma outra situação desagradável. Passo a manhã toda na minha biblioteca. Mando, via Internet, convites para várias pessoas que têm relações com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Trata-se na solenidade de 7 de julho, quando a Entidade completará 57 anos e quando a Assembléia Geral Eleitoral dará posse aos eleitos em 29 de abril. Será um marco de transição no MMDC, onde os nossos veteranos estão passando para o Batalhão do Além. Além disso também atualizo o dia 25 de junho e imprimo as páginas que dizem tudo sobre os acontecimentos de minha existência nessa data.  
ESTIMADISSIMO CEL VENTURA
como está o senhor? saudades confesso de escrever para o senhor e contar como as coisas estão. Torço para que esteja bem e com saúde, bem como ao nosso valoroso companheiro Cel PM MENDES.
Cel Ventura, segue anexo o currículo do 1º TEN PM WAGNER, de Capão Bonito. Como poderás ver, trata-se de um futuro sócio da Sociedade de 32 com um potencial enorme de divulgação dos feitos de nossos veteranos.
Em conversa comigo, disse me ele que foi agraciado com a medalha MMDC. Mas não vejo motivo de não indicá-lo para a medalha CONSTITUCIONALISTA.
Mas antes, gostaria que soubesse do seguinte: Há dois dias encontrei um segundo veterano de 32 vivente em ITAPETININGA. Ele deve ter no máximo 1 ou 2 anos a mais do que o VETERANISSIMO NHOVÁ que será condecorado pelo senhor aqui no dia 8.
Como eu o encontrei muito em cima, eu gostaria de saber com o senhor se é possivel condecorá-lo dia 8 agora de julho com a medalha CONSTITUCIONALISTA, juntamente com o NHOVÁ.
Se não for possÍvel, seria possível fazer ele receber essa condecoração quando o monumento que estou idealizando com um vereador da cidade para construir na sede do 22BPM/I for construído. E pensei em fazê-lo ao redor de outubro, novembro desse ano.
Cel Ventura, eis a idéia. Inauguramos o monumento e condecoramos esse novo veterano encontrado e mais o referido tenente na data dessa inauguração com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Seria possivel? ou a medalha CONSTITUCIONALISTA só poderá ser dada na data que lhe é propicia, 9 de julho?
Aguardo vosso parecer sobre tudo o que acima escrevi para saber que direção tomar.
Fato é que o monumento vai sair e dentro do 22BPM/I como eu havia imaginado. Todos aqui a favor.
Enorme abraço e no contato
Biajone
Junho 25, 2011

Recebo também uma mensagem do TENENTE PM JOSÉ FILHO a respeito de uma conversa que tivemos na semana que passou sobre a Medalha 9 de Julho.
Querido Cel Ventura
Primeiramente envio-lhe minhas escusas pela demora na resposta de vossa solicitação, quando de minha visita à Sociedade nesta última semana. Espero que vossa senhoria, assim como vossa família estejam bem.
Em contato com o Prof. Adilson Cezar, perguntei ao mesmo sobre a medalha 9 de julho que esta sendo outorgada pela Assembléia Legislativa. Este me repassou que talvez haja uma condecoração criada pela própria Assembléia como o mesmo nome. Se isso for verdade, a assembléia pode conceder a qualquer tempo a comenda criada por eles mesmos. Como no Estado Democrático de Direito possuimos a independência das esferas legalmente constituidas: Executivo, Legislativo e Judiciário; estas podem criar condecorações sem qualquer vínculo com o Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, o qual representa o poder executivo. Todavia, deverá ser verificada a situação junto a assembléia, pois, caso esta esteja outorgando uma comenda da Sociedade, deverão ser adotadas as medidas legais pertinentes.
Quanto à viabilidade da concessão da medalha 9 de julho da sociedade, o mesmo professor informou que isso é possível. Basta que seja enviada uma retificação muito bem fundamentada do decreto que criou a condecoração para o Palácio dos Bandeirantes, e, em caso de aprovação, a medalha poderá novamente ser outorgada, independentemente de datas ou quantidades.
Permaneço sempre a disposição.
Um grande abraço
Ten José Filho

O temor que eu tinha quanto ao OSVALDO DIANA, internado no Hospital PLANALTO, se concretiza nesta noite. Sua filha ORIVALDA DIANA faz uma ligação telefônica comigo e comunica o seu falecimento. Elaboro uma mensagem para mandar, via correio eletrônico, para a rede de amigos virtuais. Por telefone também falo a respeito com o MARKUS e a CAMILA, que estão idealizando a sexta edição do “32 EM MOVIMENTO”. 
MEUS AMIGOS (AS)
Lamento informar o falecimento do veterano OSVALDO DIANA, combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, associado da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Morreu às 21:30 horas de 25 de julho de 2011, no Hospital PLANALTO. Nascido em 23 de junho de 1909. acabara de completar 102 anos na quinta-feira. Ele atuou numa das diversas trincheiras posicionadas ao longo das divisas de São Paulo com os Estados do RIO DE JANEIRO e MINAS GERAIS. No Túnel da Mantiqueira foi travada a mais intensa batalha da revolução e OSVALDO DIANA estava lá. No dia 9 de julho de 2007 assumiu o Comando do Exército Constitucionalista em solenidade alusiva ao Dia do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA.
Mando uma mensagem para o jornalista LEONARDO LELIS. Quando estudante, ele entrevistou OSVALDO DIANA e, sugiro a ele que mande o texto da entrevista para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, na coluna MINUTO DE SILÊNCIO.
Demorou, mas a revanche de RAFAEL NADAL sobre GILLES MÜLLER veio. O espanhol devolveu a derrota para o luxemburguês seis anos depois de ser eliminado no mesmo GRAND SLAM, em WIMBLEDON. A partida começou na sexta-feira, mas precisou ser interrompida por causa da chuva e terminou hoje com a vitória por 3 a 0. O próximo adversário de NADAL é o argentino JUAN MARTIN DEL POTRO, que venceu GILLES SIMON. Os outros favoritos ao título da INGLATERRA também avançaram. Mesmo jogando aquém do normal, o sérvio NOVAK DJOKOVIC derrotou o cipriota MARCOS BAGHDATIS; ROGER FEDERER ainda não sabe o que é ter trabalho em WIMBLEEDON. Hoje o suíço atropelou o argentino DAVID NALBANDIAN. Ele encara nas oitavas de final o vencedor do duelo entre o espanhol NICOLAS ALMAGRO e o russo MIKHAIL YOUZHNY.
Nascido em PORTO ALEGRE, no RIO GRANDE DO SUL, no dia 10 de setembro de 1945, PAULO RENATO SOUZA era economista formado pela Universidade do RIO GRANDE DO SUL. Obteve seu mestrado pela Universidade do CHILE e seu doutorado pela UNICAMP . Foi professor titular do Instituto de Economia da UNICAMP, onde conheceu o também professor JOSÉ SERRA, com quem viria a trabalhar mais tarde em vários governos. Ministrou cursos na UFRJ, Universidade do CHILE, PUC-SP e Católica do CHILE. Ele também foi gerente de operações e vice-presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Na década de 1970, foi especialista das NAÇÕES UNIDAS em questões de empregos e salários e diretor-adjunto do Programa Regional do Emprego para a América Latina e o Caribe. Na década de 1980, no governo de FRANCO MONTORO em SÃO PAULO, PAULO RENATO foi reitor da UNICAMP, secretário de Educação e Presidente da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Já no governo de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO foi ministro da Educação, de 1995 a 2002. Entre suas principais realizações no ministério estão as criações do ENEM (Ensino Nacional de Ensino Médio) e da FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Além disso, criou um novo sistema de redistribuição dos recursos destinados ao ensino fundamental, hoje chamado de FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Um dos principais líderes do PSDB, PAULO RENATO foi também um dos fundadores do partido. Seu último cargo público foi como secretário da Educação do Estado de São Paulo, função que exerceu novamente durante a gestão de JOSÉ SERRA no Palácio dos Bandeirantes, de 2007 a 2010. Morreu de infarto nesta noite. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu. PAULO RENATO deixou três filhos e seis netos.

Citando “fontes de inteligência dos ESTADOS UNIDOS”, o jornal EL NUEVO HERALD, de MIAMI, afirmou hoje que o estado de saúde do presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ é “crítico”. Em CARACAS, numa declaração enigmática, o chanceler venezuelano, NICOLÁS MADURO, disse que o presidente “batalha pela vida”, mesma expressão usada por CHÁVEZ recentemente no Twitter. “Ele se encontra em um estado crítico. Não apenas grave, mas sim crítico, complicado”, disse a fonte do NUEVO HERALD. A mesma fonte declarou que não tinha informações suficientes para confirmar versões que circulam em sites da Internet de que o venezuelano estaria se tratando de um câncer de próstata. De acordo com MADURO, o governo venezuelano tem mantido contato freqüente com CHÁVEZ. “A luta de CHÁVEZ por sua saúde tem de ser a batalha de todos: a batalha pela vida e pelo futuro imediato de nossa pátria”, disse. “Acompanhemos ele nessa batalha pela sua saúde, que culminará com a vitória de todo o nosso povo.”

2 012      :       -     SEGUNDA-FEIRA
Participo de uma sessão solene na Assembléia Legislativa, presidida pelo DEPUTADO MAJOR PM OLÍMPIO, das comemorações dos 60 anos da FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Estão presentes na Mesa de Trabalhos o Presidente da FESPESP, JOSÉ GOZZE; o Deputado Federal ARNALDO FARIA DE AS. O desembargador GUILHERME ABREU SOARES. Comparecem a essa cerimônia o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, o MAURO e a INGRID, Deputado Estadual ADILSON BARROSO, TENENTE PM DIRCEU (da ASPOMIL), AURELIANO MOREIRA. Presidentes e representantes das entidades dos servidores públicos se fazem presentes: JÚLIO BONAFANTE, SÍLVIA ALTENFELDER, IVO RIBEIRO DE OLIVEIRA, JOSÉ BENEDITO RODRIGUES, LUIZ CARLOS DE CAMARGO, MARIA DE LURDES GEORGE, NELSON DE JESUS , NELSON COELHO DE SOUZA NASCIMENTO, IVONE BARREIROS, ANTONIO LUIZ RIBEIRO MACHADO, Dr LUIZ FUSHI, JOSÉ CARLOS GONÇALVES, CARLOS RAMIRO DE CASTRO, ANTONIO TUCILLO, FERNANDO RODRIGUES, DIÓGENES FRANCISCO MARCELINO, JOACI CARNEIRO MESQUITA, LUIZ AUGUSTO DE CARVALHO GUEDES PEREIRA. O deputado estadual CARLOS GIANAZZI, ANTONIO TUCILLO, JOSÉ GOZZE e o Deputado Federal ARNALDO FARIA DE SÁ fazem uso da palavra.
Após o encerramento da sessão solene, o Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO chama-me para que se proceda a outorga da Medalha da CONSTITUIÇÃO ao Presidente da Assembléia Legislativa, BARROS MUNHOZ. Acompanham-nos o CORONEL PM CELSO PINHATA JÚNIOR, Assistente Militar da Assembléia Legislativa, o CAPITÃO PM ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, MAURO E INGRID. O presidente da Assembléia, BARROS MUNHOZ, receberia a Medalha da Constituição no 9 de Julho, mas já tinha marcado viagem e está havendo uma antecipação. O ato de entrega da medalha é feito em gabinete.
Por volta das 13 horas, o TRINDADE leva-nos até a estação PARAÍSO de metrô. Estamos atrasados para a reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial.
Quando chegamos à Sociedade Veteranos de 32-MMDC ficamos sabendo que a MARINEI está doente, através de um telefonema feito pela CAMILA. Muita coisa que deveria ser feito hoje fica adiada, como por exemplo a lista das autoridades que serão condecoradas no 9 de Julho. Ainda recebo a visita do AMADO RÚBIO que quer ajudar na entrega dos ofícios de outorga das medalhas. Sem tempo para almoçar, vamos agora para a Associação Comercial.         
FRANCISCO GIANNOCCARO é o coordenador, com EDIMARA DE LIMA secretariando a reunião de hoje. Comparecem: LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MIRIAM, VILMA, MARCELO, HELIODORO, CARNEIRO, OSMAR, LUIGI, MAJOR PM PICOLLI.
O assunto principal a ser tratado diz respeito à solenidade marcada para 2 de julho na Assembléia Legislativa. É distribuído o convite:
O Presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP
ROGÉRIO PINTO COELHO AMATO
Convida para a Sessão Plenária Solene em comemoração do 80º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932.
PROGRAMAÇÃO:
I – Abertura
II – Hino Nacional
III – Ato alusivo à data, com pronunciamento do membro do Conselho Cívico e Cultural, da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, Professora ADIMARA DE LIMA.
IV – Entrega do Colar CARLOS DE SOUZA NAZARETH: Deputado Estadual JOSÉ ANTÔNIO BARROS MUNHOZ, Presidente da Assembléia  Legislativa do Estado de São Paulo; GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante Militar do Sudeste; POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO; ROGÉRIO PINTO COELHO AMATO, Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e da Associação Comercial de São Paulo – ACSP; OSÓRIO HENRIQUE FURLAN, empresário e membro do Conselho Superior da ACSP; ROBERT SCHOUERI, empresário e membro do Conselho Superior da ACSP;
V – Participação do Coral Baccarelli.
Os participantes da reunião de hoje: EDIMARA DE LIMA, JÁCOMO SPAMPINATO, OSMAR, CARNEIRO, MIRIAM falam sobre entregas de bandeiras em escolas das distritais, como parte das comemorações dos 80 anos do Movimento Constitucionalista.
Ainda MARCELO fala sobre a expulsão do PARAGUAI do MERCOSUL e as artimanhas que se vêm fazendo na UNASUL e no FÓRUM DE SÃO PAULO.
Exponho os últimos acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde, sozinho, tenho enfrentado certos dissabores, como a inadimplência de associados.
Acompanhado do OSMAR, vou embarcar no metrô. Com dores no pé direito, proveniente de ácido úrico, faço um retorno lamentável para casa.
ATA DA 20ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2011 / MARÇO DE 2013, REALIZADA EM 25 DE JUNHO DE 2012, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51.
Sob a presidência do coordenador Francisco Giannoccaro, realizou-se reunião supra mencionada, com a presença dos membros constantes da lista anexa. Justificadas as ausências de: Antonio Augusto Bizarro, Antonio Resende, Eloy Gonçalves de Oliveira, Frances de Azevedo, Maria Cecília Naclério Homem, Nelly Martins Ferreira Candeias. Após as boas vindas, o coordenador Francisco Giannoccaro coloca a ata anterior em votação, que foi aprovada. Expediente da Secretaria: Aniversariantes do mês: Eloy Gonçalves de Oliveira, dia 24/07. Convite do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, para a posse conjunta dos novos associados efetivos: Dra. Heloisa Santos Dini e Dr. Gal. Moreira Dini. Solenidades comemorativas do 80º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932 –confirmados os homenageados. A confirmar a presença do Poeta Paulo Bomfim; na sua ausência Pedro Paulo Penna Trindade declamará o poema. Confirmados também a apresentação do Coral Baccarelli. Há convites para os membros do Conselho e seus familiares. Convites foram enviados às Distritais. Entrega das bandeiras – Miriam Tanaka, Distrital Pinheiros: foi declamada poesia de Pedro Paulo e outra de Frances de Azevedo; 150 jovens do colegial-eleitores participaram da cerimônia. Edimara de Lima, Distrital Jabaquara: 450 jovens participaram da cerimônia, no pátio, cantando o hino nacional. Os representantes ficaram entusiasmados com a postura dos alunos. Jácomo Spampinato, Distrital Lapa: Prof. José Carlos de Barros Lima fez palestra e levou o hino do colégio que era desconhecido da direção. A palestra despertou muito interesse nos alunos. Lauro Escobar: a bandeira paulista foi criada para ser a nacional e São Paulo a conservou; cita o lema do brasão paulista que exalta a brasilidade. José Cordeiro, Distrital Norte: a entrega da bandeira será feita essa semana. Osmar Garcia Stolagli, Distrital Ipiranga: no auditório da escola participaram da entrega 300 alunos, o Sr. Valdir Abdallah fez palestra e contaram com a presença de alguns diretores da Distrital. Francisco Giannoccaro: missão cumprida, projeto da casa com livro sobre 32 para os associados da Facesp. Mario Fonseca Ventura: encarte do jornal “32 em movimento” será distribuído pelo jornal editado pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. Foi procurado pela Revista Veja e pelo jornal Diário do Comércio para reportagens. Falou sobre os eventos realizados em Buri e São João da Boa Vista; citou vários momentos heróicos e históricos de 32. Relato sobre os vários núcleos da Sociedade Veteranos no interior. Sociedade MMDC está sofrendo dificuldades financeiras. José Cordeiro: pretende criar um núcleo na Zona Norte para dar sustentação à Sociedade MMDC. Arlindo Picoli: relatou a cerimônia realizada na cidade de Buri em celebração a 32. Participação dos cadetes do Barro Branco com uniformes de 32. Miriam Tanaka: Distrital Pinheiros realiza desfile cívico na semana da Pátria, há 20 anos, esse ano será no último domingo de agosto. Marcelo Cypriano Motta: episódio do Paraguai é resultado dos trabalhos do Fórum de São Paulo, as reações marcam bem as ações socialistas da esquerda na América Latina. Francisco Giannoccaro: corrupção generalizada, infraestrutura em franco declínio, poucas perspectivas.
Nada mais sendo dito, o coordenador Francisco Giannoccaro agradece a todos e dá por encerrada a presente reunião. Esta é assinada por ele e pela secretária em exercício Edimara de Lima.
Francisco Giannoccaro                                                 Edimara de Lima
            Coordenador                                                    Secretária em exercício

José D'Amico Bauab
20:50 (1 hora atrás)

para mim
Queridíssimo coronel Ventura,
Que maravilhosa notícia o senhor me dá, sobre a outorga da Medalha Guilherme de Almeida na cidade natal do Poeta de São Paulo e da Epopéia de 32 ! O senhor, mais do que ninguém, a merece, recordando-me sempre de sua antológica oração no Instituto Histórico e Geográfico sobre Guilherme e 32, anos atrás!
Agradeço muito o convite, que, em condições normais, aceitaria plenamente, se o TRE não tivesse marcado para  justamente o dia 28 o desmonte da exposição do TJ que está no TRE e a devolução do material, no mesmo dia, para o Museu do TJ...
Sobre o sr. Jorginho, tentei contactá-lo na manhã desta segunda sem sucesso e acabei nem incomodando nossa querida Marinei.
Se o senhor me permitir, falarei com ele sobre a Pedro de Toledo.
Espero revê-lo em breve. O senhor é daquelas pessoas que nos fazem encontrar sentido em nossa caminhada sobre a Terra. Digo isso agora, como já disse antes e direi sempre !
  Continências espirituais em seu coração,
  Recruta Zezinho

Em 24 de junho de 2012 20:07, Mario Ventura escreveu:

CARÍSSIMO JOSÉ Veja com a MARINEI, logo cedo, amanhã, a situação do JORGINHO. Estarei na Assembléia Legislativa na parte da manhã e somente à tarde é que irei à Sociedade. Mas até lá acredito que a MARINEI já deva ter organizado em definitivo a lista das autoridades que irão receber a comenda em 9 de Julho. Caso não dê para 9 de Julho vamos colocar o JORGINHO para receber a GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Recorda da nossa "guerra" em torno da Medalha GUILHERME DE ALMEIDA?Não sei se a nossa Câmara Municipal tomou conhecimento do projeto, mas a verdade é que receberei essa comenda no dia 28 de junho na Câmara Municipal de CAMPINAS, às 20 horas. Como você lutou em torno da criação da MEDALHA em São Paulo, convido-o para ir conosco até CAMPINAS no dia 28 de junho. Uma viatura virá me buscar na tarde do dia 28 de junho.

Em 24 de junho de 2012 19:57, José D'Amico Bauab escreveu:
Queridíssimo coronel Ventura,
Só agora leio o e.mail do senhor. Perdoe-me !
O senhor acha que até segunda, dia 25, será ainda possível ? Ligaria para o senhor Jorginho de manhã e pediria que tentasse me mandar com a máxima urgência possível. Caso contrário, talvez ele possa ser indicado para a Pedro de Toledo, o que o senhor acha?
Mudando um pouquinho de assunto, o Poeta está empolgadíssimo com o encarte "32 em Movimento" e com o seu alcance, 233 mil lares paulistas. Adorei o editorial que o senhor fez, desmascarando claramente o desserviço que os historiadores de esquerda fazem com o nosso glorioso e amado Movimento .
Sobre Buri, vi as fotos e os textos, inclusive a entrevista do prefeito Ú. Coronel Ventura, parabéns por mais esse maravilhoso êxito. Pelo simbolismo que Buri traz na história do Nove de Julho, as comemorações foram dignas dos 80 anos.
Lembro-me de uma conversa que tivemos em  final de abril e a preocupação que o senhor externava quanto àquele evento, cuja data depois veio a ser alterada. Uma vez mais, parabéns, coronel !! Mais uma vitória pró-memória de 32 !!!
Muito obrigado pelo carinho de sempre  e continências espirituais,
Recruta Zezinho


Mario Ventura
22:29
para José
CARÍSSIMO JOSÉ
Passamos a manhã toda na Assembléia Legislativa, tratando dos assuntos de duas datas importantíssimas:
dia 2 de julho, às 17 horas, em sessão solene que será presidida pelo Presidente da Casa, BARROS MUNHOZ e dia 9 de julho, às 12 horas, logo após o término do evento do IBIRAPUERA, onde serão entregues as Medalhas da Constituição. Na tarde, tivemos a reunião do Conselho Cívico e Cultural na Associação Comercial.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC atravessa momentos de intranqüilidade
muitos eventos e infra-estrutura precária. Hoje, por exemplo, com a MARINEI
adoentada, não pode comparecer ao MMDC e as pessoas que nos procuraram e que nos telefonaram simplesmente não encontraram ninguém na sede. O pior é que esses dias antecedem solenidades de peso já programadas.
Meu caro JOSÉ, a verdade é que os alicerces da Sociedade estão falseando.
Metade dos associados estão em débito e, na semana passada, trabalhamos
no vermelho. Isso causa um tremendo desgaste, pois você sabe que não temos nenhuma ajuda financeira externa. Com as pessoas que pertencem aos nossos quadros "esquecendo-se" de cumprir com suas obrigações, principalmente quando a revolução constitucionalista completa 80 anos, simplesmente cometem esse aviltamento para com a instituição, que se pode esperar?. As festas são muito agradáveis, emocionantes, e estão acontecendo diariamente, mas a casa está balançando, suas estruturas não estão sólidas. Desculpe esse desabafo nesta noite terrível, pois o ácido úrico me atormenta.
Quero muito bem ao MMDC, mas não encontro o apoio necessário em alguns diretores e a MARINEI tem lutado muito para fazer com que os associados paguem seus débitos. Em plenas comemorações dos 80 anos da EPOPÉIA de 32, sinto-me um tanto quanto frustrado.
JORGINHO ABICALAM não manteve contato conosco. Vamos deixar a sua condecoração para outubro. Mas seria interessante que ele nos mandasse já o currículo. Vi o encarte do 32 EM MOVIMENTO e achei muito bom. Nossos núcleos do interior estão a pleno vapor e muita coisa boa está acontecendo. Pode ser que eu apenas esteja pessimista nesta noite. Espero que essa maré negra se afaste nos dias vindouros.

Pelo terceiro mês consecutivo, o número de casos de assassinatos cresceu na capital. Já a quantidade de roubos aumentou em todos os meses deste ano, de janeiro a maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados negativos fazem parte das estatísticas da criminalidade divulgadas hoje pela Secretaria da Segurança Pública.
A direção da Penitenciária 2 de PRESIDENTE VENCESLAU, no interior, apreendeu no início do mês uma carta escrita por ROBERTO SORIANO, o BETINHO TIRIÇA, na qual ele tentava se comunicar com outro preso. A carta trazia o nome dos três PMs da ROTA que participaram da tortura e da execução de ANDERSON MINHANO, no mês passado, na Rodovia AYRTON SENNA. MINHANO participou dos ataques do PCC em 2006 e era tido como uma das “vozes” da facção fora nas penitenciárias. Além dele, foram mortos na ação da ROTA, em um estacionamento na PENHA, zona leste, outros cinco suspeitos de pertencer ao PCC. TIRIÇA foi transferido para o Regime Disciplinar Diferenciado em PRESIDENTE BERNARDES há duas semanas, após a polícia concluir que era dele a letra da carta apreendida. Ele é um dos líderes do PCC. Na carta, TIRIÇA pediu que fosse encontrado um hacker capaz de localizar os endereços dos três PMs.
Após 16 dias desaparecida, BRENDA GABRIELA DA SILVA, de 4 anos, foi localizada. Ela foi vista por um vizinho enquanto era carregada por um morador de rua, que ainda não foi encontrado pela polícia. A garota havia sumido durante culto da Igreja Pentecostal DEUS É AMOR, no CAMBUCI, zona sul. Hoje, às 17:20 horas, o estoquista ALEX GOMES DE CARVALHO, de 18 anos, viu BRENDA sendo carregada no colo por um morador de rua que passava em frente à bomboière em que ele trabalha, na LIBERDADE, zona central. Mesmo com a menina vestindo uma touca por causa do frio, ele a reconheceu, pois é vizinho da família de BRENDA e mora na mesma rua que a mãe dela na MOOCA, zona leste. Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar que patrulham a área receberam a denúncia por meio do COPOM e foram ao local, mas o suspeito já havia fugido. A mãe de BRENDA, GEISSA MARIA DA SILVA, de 31 anos, foi levada ao 5º DP (ACLIMAÇÃO) para fazer o reconhecimento da menina. Ainda emocionada, a mãe segurava a garota no colo e chorava. Quatro homens fortemente armados incendiaram um ônibus por volta das 20 horas na esquina da Avenida SALGADO FILHO com a Rua BENJAMIM HUNNICUTT, na Vila RIO DE JANEIRO, em GUARULHOS. Segundo a PM, testemunhas contaram que os bandidos invadiram o ônibus, mandaram os 15 passageiros e o motorista descerem, atravessaram o veiculo na pista, o incendiaram e fugiram. Ninguém ficou ferido. Ao averiguar denúncia de pessoas em atitudes suspeitas em SÃO MIGUEL PAULISTA um sargento da Força Tática do 29º Batalhão foi baleado na perna pelos bandidos. O grupo, surpreendido com a chegada da PM, abriu caminho a bala para fugir. Os policiais revidaram e um dos integrantes, ainda não identificado, morreu. A polícia não contabiliza essa ocorrência nas estatísticas de ataques a PMs acorridas nos últimos dias. O contra-ataque da polícia ao crime organizado para dar fim à onda de ataques e execuções de PMs, que colocaram quartéis e delegacias em alerta, apresentou hoje os primeiros resultados positivos. Seis pessoas suspeitas de envolvimento nos crimes estão presas, uma identificada e três tiveram retratos falados divulgados. O balanço da mobilização iniciada às 18 horas de sexta-feira, dia 22, foi apresentado pelo delegado JORGE CARRASCO, diretor do DHPP,e pelos CORONÉIS PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA e RUI CONEGUNDES DE SOUZA, respectivamente Comandante Geral e Chefe da Corregedoria PM. Entre os presos está DOUGLAS DE BRITO SILVA, fugitivo do presídio de REGINÓPOLIS, no interior, desde agosto de 2011, quando saiu para passar o DIA DOS PAIS com a família. Segundo CARRASCO, ele seria um dos que mataram o PM OSMAR SANTOS FERREIRA, na Rua PEDRO PAULO LAURO, PARQUE SÃO PAULO, zona sul. O PM seguia de moto para o trabalho quando os bandidos, em um FOX, o derrubaram e o executaram com vários tiros. A polícia também identificou um dos envolvidos na execução do CABO PM JOAQUIM CABRAL DE CARVALHO, ocorrida na manhã de sábado, em FERRAZ DE VASCONCELOS. KLÉBER CESÁRIO GARCIA está com prisão temporária pedida. Outros três homens suspeitos de executar o soldado da Cavalaria VANER DIAS, na noite de quarta-feira, em uma academia na zona leste, tiveram retratos falados feitos com base no depoimento de testemunhas.  Outros quatro suspeitos, entre os quais ADILSON ALMEIDA SANTOS, que cumpriu pena por matar um PM em 2000 e estava em liberdade condicional, foram detidos na VILA MADALENA. Segundo o delegado CARRASCO, eles apontavam a bandidos PMs que faziam bico.    

O presidente deposto do PARAGUAI, FERNANDO LUGO, começou hoje uma campanha ativa para minar a legitimidade do governo que lhe sucedeu, comandado pelo liberal FEDERICO FRANCO. Hoje, enquanto o novo presidente anunciava nomes para nove ministérios, LUGO reuniu-se pela manhã com um “gabinete paralelo”, que tentará organizar a oposição no PARAGUAI. As chances de LUGO retornar à presidência, porém, são praticamente nulas. A Suprema Corte voltou a afirmar que sua deposição pelo Congresso – em 36 horas – não violou a Constituição. Uma ação de inconstitucionalidade havia sido impetrada pelo próprio LUGO na sexta-feira, dia 22, enquanto senadores votavam seu impeachment, mas hoje o tribunal rejeitou definitivamente o pedido. O MERCOSUL ainda não definiu a extensão da suspensão do PARAGUAI, mas diplomatas uruguaios e argentinos disseram hoje que ela pode abrir caminho para a adesão da VENEZUELA como membro pleno do bloco.

A TURQUIA disse hoje que forças sírias alvejaram um avião turco de transporte militar. A aeronave participava das buscas de um outro caça F-4 que foi abatido na semana passada pela SÍRIA. O país, governado por BASHAR ASSAD, informou que derrubou o F-4 turco em legítima defesa ao ter seu espaço aéreo invadido. Em nota, o governo turco disse que o incidente “não ficará impune”.

O governo da SÍRIA recebeu nos últimos dias o brasileiro PAULO SÉRGIO PINHEIRO, indicado pela ONU para investigar os crimes no país, que apresentará no dia 27 um relatório sobre o massacre de HULA, que deixou 108 mortos em maio. A versão oficial diz que ele tenta convencer a SÍRIA a autorizar a entrada de investigadores. O regime usa a visita para demonstrar colaboração com a ONU.

O presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, esteve hoje em ISRAEL para negociar com líderes israelenses e palestinos sobre a violência na SÍRIA e debater a respeito do programa nuclear iraniano. Tendo em vista a influencia da RUSSIA no debate sobre o IRÃ, o resultado da visita de 24 horas pode ter profundas implicações na decisão de ISRAEL atacar as instalações nucleares de TEERÃ ou de conceder mais tempo à comunidade internacional para encontrar uma solução diplomática para o impasse.







2 013    :     -    TERÇA-FEIRA
Em meio à onda de manifestações que tomou conta do país há 15 dias, a presidente DILMA ROUSSEFF anunciou ontem um amplo pacote de medidas para melhorar os serviços públicos e diminuir a corrupção. Além de anunciar a desoneração de mais impostos, ela defendeu um plebiscito para uma Constituinte exclusiva para a reforma política e propôs uma lei tornando a corrupção crime hediondo. A maioria das medidas depende de aprovação do Congresso Nacional. O pacote de medidas foi chamado pela presidente de “cinco pactos em favor do BRASIL”. Referem-se a questões como estabilidade fiscal, política, saúde, transportes e educação. O anúncio foi feito antes de uma reunião com governadores e prefeitos das capitais, que durou três horas e definiu a criação de grupos de trabalho para buscar soluções para as reivindicações que vêm das ruas. “Mais do que um debate, estamos aqui para procurar soluções. Buscamos respostas aos problemas que inquietam o povo brasileiro”, disse DILMA. Com o anúncio antes do início da reunião com governadores e prefeitos, o governo federal pretendeu neutralizar os pedidos dos executivos estaduais e municipais que tiveram de reduzir tarifas de ônibus e Metrô depois dos protestos que se espalharam pelo país. A FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS, por exemplo, chegou à reunião com uma pauta de reivindicações como a municipalização da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), imposto que incide sobre a venda de combustíveis. A idéia dos prefeitos, entre eles FERNANDO HADDAD, é minimizar o impacto da redução nas tarifas com recursos gerados por esse tributo. DILMA anunciou a desoneração do PIS e COFINS para o diesel e para a energia que move os veículos da rede de transporte. Além disso, o governo federal vai destinar 50 bilhões de reais para investimentos em obras de mobilidade urbana e em metrôs. A presidente não detalhou a origem dos recursos (reportagem de FERNANDO GRANATO e JOÃO CARLOS MOREIRA para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Embora esteja chovendo e ainda esteja enfrentando uma gripe, vou para a cidade de SÃO PAULO porque marcara um compromisso com o comandante do 8º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, para a tarde. O trânsito está muito ruim por causa do tempo. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro a MARINEI trabalhando, embora não esteja completamente refeita de um problema que ela teve na quinta-feira passada. Uma inflamação no tecido que recobre o coração fez com que ela passasse mal e se socorresse da CRUZ AZUL. Diz ela que o WANDER está se curando de uma bronco-pneumonia, agora em casa. Trata ela de organizar a lista das condecorações para o 9 de Julho.
Um pouco depois das 14 horas chega um carro do 8º BPE. Leva-me para esse quartel, atualmente comandado pelo TENENTE-CORONEL ANDERSON. Seu sub-comandante é o MAJOR PM FERRER, nosso conhecido desde o tempo em que ele serviu no 5º BIL – LORENA (era capitão). Passamos algum tempo conversando com os dois, que também mandaram trazer o ALFREDO PIRES para a reunião. Combinamos a realização de uma solenidade para entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA em 24 de julho.
Deixando o 8º BPE, peço ao motorista, que leva primeiramente o ALFREDO PIRES até sua residência, que me deixe na estação Metrô da BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO. Faço baldeação para a linha azul no PARAÍSO e assim, por volta das 17:30 horas, estou chegando na ARMÊNIA. Continua chovendo e esqueço que estou gripado.        

Pressionada pelas manifestações de rua, a Câmara dos Deputados derrubou, nesta noite, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, também conhecida como a PEC DA IMPUNIDADE. A proposta limitava o poder de investigação do Ministério Público, deixando a tarefa praticamente a cargo das polícias. O projeto foi rejeitado em plenário com o apoio dos votos de 430 parlamentares, contra nove favoráveis à aprovação. Houve duas abstenções. Antes da onda de manifestações de rua, a PEC tinha amplo apoio dos políticos e de setores da advocacia, que questionavam o poder de investigação de promotores e procuradores. Os representantes do Ministério Público se opunham à proposta e passaram a ganhar apoio dos protestos que tomaram as ruas a partir do início do mês. Com isso, o jogo começou a virar. Na Câmara, havia uma tendência de que a votação fosse adiada para o próximo semestre, mas as manifestações contra a PEC cresceram e fizeram os parlamentares mudar de opinião e passar a defender a votação e rejeição. Hoje, por volta das 21:10 horas, todos os partidos já haviam instruído seus correligionários para a votação da PEC. Todos encaminharam pela rejeição da proposta.

Novos protestos aconteceram hoje pelo país. No RIO, cerca de mil moradores das favelas da ROCINHA e do VIDIGAL se juntaram ao acampamento que, desde sexta-feira, acupa a esquina do LEBRON próxima à casa do governador SÉRGIO CABRAL. ÉRICA DOS SANTOS, de 21 anos, uma das organizadoras do ato, disse que eles querem chamar a atenção para as obras de saneamento na ROCINHA prometidas pelo governo e não realizadas. Também houve protestos em CRISTALINA, cidade goiana no entorno do DISTRITO FEDERAL. Cerca de 300 pessoas participaram da manifestação, que começou por volta das 5 horas e fechou os dois lados da BR-251, no mesmo local onde duas mulheres morreram atropeladas durante a manifestação na segunda-feira, dia 23. Nas cidades mineiras de BETIM, NOVA LIMA e SABARÁ mais manifestantes foram às ruas.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro JOAQUIM BARBOSA, defendeu o voto distrital e o “recall” para políticos. A proposta é os eleitores fiscalizarem os atos dos eleitos para ocupar cargos políticos. Caso as autoridades não estejam fazendo jus aos mandatos, a sociedade teria o direito de expulsar o político do cargo e eleger novo ocupante. O ministro deu a declaração hoje, após reunião com a presidente DILMA ROUSSEFF, a quem sugeriu propostas para resolver a “crise grave de representação política” no país. Para BARBOSA, os partidos brasileiros devem também dar lugar à voz direta do povo. Ele louvou a idéia do plebiscito.

Pouco mais de uma semana após a implantação da faixa exclusiva de ônibus na MARGINAL TIETÊ, já é perceptível o aumento na velocidade do transporte público. O motorista da linha Estação da Luz – Jardim das Oliveiras, JOSÉ SEVERINO sentiu uma melhora que chega a 100% em alguns dias. “Os carros de passeio ainda estão se acostumando e às vezes invadem a faixa, mas, antes o trânsito travava e eu andava a 15 km/hora ou 17 km/hora, agora tenho chegado a 40 km/hora e até a 55 km/hora”, disse SEVERINO.

O governador GERALDO ALCKMIN vai apresentar ao governo federal os projetos de mobilidade urbana de SÃO PAULO de olho em uma fatia dos 50 bilhões que a presidente DILMA ROUSSEFF promete repassar para estados e municípios. O plano de ALCKMIN foi divulgado hoje, um dia após a presidente anunciar um pacote de intenções e propor pactos com governadores e prefeitos para amenizar as críticas que vêm das manifestações. O principal plano é ampliar a LINHA 5 0 LILÁS do metrô, que hoje sai do CAMPO LIMPO e vai até o LARGO TREZE (zona sul). O objetivo é construir mais quatro quilômetros e fazê-la chegar até o JARDIM ÂNGELA, passando pelo PARQUE SANTO DIAS e pelo PARQUE SÃO JOSÉ. O custo final da obra é estimado em dois bilhões de reais. A ampliação até o JARDIM ÂNGELA deve beneficiar 900 mil passageiros por dia. A LINHA 5 – LILÁS já tem outras obras em andamento: neste ano deve ser entregue o trecho LARGO TREZE – ADOLFO PINHEIRO e o restante da linha, até a CHACARA KLABIN, deve ficar para 2015. O pacotão de ALCKMIN também pretende reformar, ampliar e modernizar 30 estações da CPTM na capital. A companhia já está realizando a licitação para obras em nove estações: CAIEIRAS, BALTAZAR FIDELIS, BOTUJURU e CAMPO LIMPO (LINHA 7 – RUBI); GUAPITUBA e RIBEIRÃO PIRES (LINHA 10 – TURQUESA); ANTÔNIO GIANNETTI NETO (LINHA 11 – CORAL) e ITAQUAQUECETUBA, além da construção de uma nova estação, a de UNIÃO DE VILA NOVA (LINHA 12 – SAFIRA). Ainda no campo da mobilidade, mas no interior, a ideia é expandir a obra do CORREDOR NOROESTE de ônibus até as cidades de NOVA ODESSA, AMERICANA e SANTA BÁRBARA D´OESTE.

O empresário MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA e operador do mensalão, e o deputado federal JOÃO PAULO CUNHA foram condenados por improbidade administrativa pela Justiça Federal do DISTRITO FEDERAL. VALÉRIO está proibido de manter contratos com o poder público por dez anos e perde os direitos políticos por oito anos, além de ser multado. CUNHA, além de multado, deve devolver o valor conseguido ilegalmente (R$50 mil), teve suspenso os direitos políticos por dez anos e está proibido de contratar com o poder público por dez anos. Cabe recurso.

Diferentemente de RAFAEL NADAL, eliminado logo da estréia em WIMBLEDON, o número 1 do mundo, DJOKOVIC, não decepcionou e venceu seu primeiro jogo na grama inglesa. Com facilidade, NOVAK DJOKOVIC derrotou o alemão FLORIAN MAYER por 3 sets a 0. Outro que estreou bem fi o argentino JUAN MARTIN DEL POTRO. Ele bateu o espanhol ALBERT RAMOS por 3 sets a 0.

Um tiroteio durante uma operação policial para buscar marginais que fizeram um arrastão, na noite de ontem, na Avenida BRASIL, após o fim de uma manifestação pacífica de protesto, na zona norte do RIO, terminou com nove mortos, entre eles um sargento do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e dois moradores da comunidade. O confronto aconteceu na FAVELA NOVA HOLANDA, no COMPLEXO DA MARÉ. Nove escolas, sendo oito municipais e uma estadual, suspenderam as atividades hoje, assim como projetos sociais que atuam na região. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, 6.422 alunos ficaram sem aulas na rede da prefeitura. Outras mil foram prejudicadas na escola do estado. Três centros municipais de saúde também não abriram as portas. Cerca de 400 policiais militares do BOPE, Batalhão de Choque, Batalhão de Ações com Cães e do 22º BPM (MARÉ), além de equipes da Divisão de Homicídios e da Força Nacional, estavam na localidade. O BOPE montou uma base na AVENIDA BRASIL, próximo à Passarela 9, de onde as equipes partiam para operações na comunidade. Já os policiais da Força Nacional de Segurança atuaram nos acessos à favela. EDVAN EZEQUIEL BEZERRI, o NINHO, de 29 anos, foi preso sob acusação de ter matado o SARGENTO EDNELSON JERÔNIMO DOS SANTOS SILVA, de 42 anos, e o morador ERALDO SANTOS DA SILVA, de 35 anos. Outras oito pessoas foram detidas.

O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, lançou hoje a maior iniciativa ambiental de seu governo. Apoiado em um tripé – diminuição da emissão de gases poluentes em solo americano, engajamento no esforço global de mitigação das mudanças climáticas e melhoria das respostas domésticas a tragédias potencializadas por desequilíbrios no clima – o plano tem como principal medida o estabelecimento de padrões para redução de emissões de carbono para usinas geradoras de energia, tanto as já existentes quanto as novas. As geradoras de energia respondem sozinhas por um terço das emissões de gases de feito estufa nos EUA.

Uma reunião de emergência foi convocada por MAKAZIWE, filha mais velha de NELSON MANDELA, para discutir o estado de saúde do ex-presidente da AFRICA DO SUL. Hospitalizado há 19 dias em decorrência de uma infecção pulmonar, MANDELA permanece em estado crítico, de acordo com o último boletim divulgado hoje. Aos 94 anos, ele apresenta saúde frágil, abalada por 27 anos vividos na prisão.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, afirmou hoje que o ex-técnico da CIA, EDWARD SNOWDEN, acusado de vazar informações secretas americanas, não cometeu crime algum no país e permanece na área do Aeroporto de MOSCOU. A CASA BRANCA pediu a extradição de SNOWDEN. PUTIN afirmou que não existe tratado de extradição entre a RÚSSIA e os EUA e disse que o ex-técnico da CIA chegou a MOSCOU como um passageiro em trânsito e não necessita de visto.

A TORRE EIFFEL, o monumento mais famoso da FRANÇA, foi fechada hoje para visitantes devido a uma greve de funcionários. A administradora da torre afirmou que o sindicato que representa a maioria dos 300 empregados do local convocou a paralisação, em plena temporada de verão. O diretor da empresa, NICOLAS LEFEBVRE, disse que a gerência e o sindicato negociaram nesta semana o aumento dos salários dos funcionários, a política de participação nos lucros e outros assuntos.

O FBI procura por 1,2 milhão de dólares destinados ao FED (FEDERAL RESERVE BANK) de NOVA YORK que desapareceram de um avião da companhia aérea SWISS INTERNATIONAL. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional JOHN F. KENNEDY, segundo informou a polícia federal norte-americana hoje. O dinheiro estava no compartimento de cargas do voo 17, de ZURIQUE para NOVA YORK, que pousou na tarde de sábado, dia 22.            
         
2 014     :     -    QUARTA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL publica a promoção ao posto de CORONEL PM dos TENENTES-CORONÉIS PM Méd GILBERTO JORGE CURI e ORLANDO PEREIRA DE LIMA (ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS) e, ao posto de TENENTE-CORONEL PM do MAJOR PM CLÉBER AIRES (39º BMPI – SÃO VICENTE).
ORLANDO PEREIRA DE LIMA nasceu em 6 de junho de 1959. Entrou para a PMESP em 2 de agosto de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1986; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1997; MAJOR – 25 de agosto de 2008. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL.
GILBERTO JORGE CURI nasceu em 15 de junho de 1959. Entrou para a PMESP em 9 de março de 1987. PROMOÇÕES: 2º TENENTE- 28 de fevereiro de 1987; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987; CAPITÃO – 24 de maio de 1993. Não tenho as datas de suas outras promoções.
CLEBER AIRES nasceu em 18 de setembro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1988. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1991. A data de sua promoção é de 15 de dezembro de 1991. O último almanaque dos oficiais que tenho foi editado de 1994 e já começa a rarear as informações de outras promoções. Não tenho nem a data em que foi promovido a 1º TENENTE. Esse último almanaque dos oficiais publicado traz até a turma de aspirantes que deixaram a Escola de Oficiais em 1993.  

Não encontro a MARINEI quando chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Depois o seu filho LUCAS mantém um contato telefônico comigo e esclarece que sua mãe está com pneumonia e acamada. Essa situação deixa-me no MMDC atendendo as pessoas que vêm nos visitar, os telefones que tocam e as outras obrigações decorrentes do próprio serviço.
Almoço por volta das 14 horas e, com COLOMBO assisto o final de NIGÉRIA x ARGENTINA. Apesar da NIGÉRIA ser derrotada, ela ainda se classifica face o resultado do outro jogo, onde a BÓSNIA vence o IRÃ por 3 a 1. BÓSNIA e IRÃ são as seleções desclassificadas no GRUPO F.
WILLIAM MASCARENHAS telefona para a Sociedade da casa do veterano Doutor ETTORE DE TOLEDO SANDRESCHI, residente em SANTO ANDRÉ. Foi visitá-lo e ver como está passando o doutor ETTORE, que foi para a Revolução de 32 quando tinha seus 15 para 16 anos. Convida a família para participar da solenidade de 9 de julho na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
Através do site “NINHO DAS ÁGUIAS”, fico sabendo da morte do CORONEL PM ROBERTO MARTINEZ. Ele pertenceu à Casa Militar.
  
Data - 25/06/2014
Dia da semana - Quarta-feira

Horário local (Horário de Brasília) - 13:00 (13:00)
Estádio - Estádio Beira-Rio

Cidade - Porto Alegre
Escalação da Nigéria - Enyeama; Ambrose, Oshaniwa, Yobo e Omeruo; Obi Mikel, Onazi, Odemwingie (Uche Nwofor), Babatunde (Uchebo) e Musa; Emenike | Técnico - Stephen Keshi
Escalação da Argentina - Romero; Zabaleta, Garay, Fede Fernández e Rojo; Mascherano, Gago e Di María; Messi (Ricky Álvarez), Agüero (Lavezzi) e Higuaín (Biglia) | Técnico - Alejandro Sabella
Cartões amarelos - Omeruo e Oshaniwa (Nigéria)
Cartão vermelho - (Nigéria); (Argentina)
Gols - 1º Tempo - Messi, aos 3; Musa, aos 4; e Messi, aos 46 minutos | 2º Tempo - Musa, aos 2; e Rojo aos 5 minutos
Árbitro - Nicola Rizzoli (Itália)
Auxiliares - Renato Faverani (Itália) e Andrea Stefani (Itália)
Público - 43.285
Homem do jogo - Lionel Messi (Argentina)
Temperatura - 20ºC

Data - 25/06/2014
Dia da semana - Quarta-feira
Horário local (Horário de Brasília) - 13:00 (13:00)
Estádio - Arena Fonte Nova
Cidade – Salvador
Escalação da Bósnia e Herzegovina - Begovic; Vrsajevic, Spahic, Sunjic, Kolasinac; Besic, Pjanic, Susic (Salihovic), Hadzic (Vrjanes); Ibisevic, Dzeko (Visca) | Técnico - Safet Susic
Escalação do Irã - Haghighi; Montazeri, Sadeghi, Hosseini, Pouladi; Nekounam, Teymourian; Shojaei (Heydari), Dejagah (Karim), Hajisafi (Jahanbakhsh); Reza Goochannejad | Técnico - Carlos Queiroz
Cartões amarelos - Besic (Bósnia e Herzegovina); (Irã)
Cartão vermelho - (Bósnia e Herzegovina); Karim (Irã)
Gols - 1º Tempo - Dzeko, aos 23 minutos | 2º Tempo - Pjanic, aos 14 minutos; Ghoochannejhad, aos 37; e Vrsaevic, aos 38 minutos
Árbitro - Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Auxiliares - Roberto Alonso Fernández (Espanha) e Juan Carlos Yuste Jiménez (Espanha)
Público - 48.011
Homem do jogo - Edin Dzeko (Bósnia e Herzegovina)
Temperatura - 25ºC

Data - 25/06/2014
Dia da semana - Quarta-feira

Horário local (Horário de Brasília) - 17:00 (17:00)
Estádio - Estádio do Maracanã
Cidade - Rio de Janeiro
Escalação do Equador - Dominguez; Paredes, Erazo, Guagua e Ayovi; Montero (Ibarra), Noboa (Caicedo), Minda e Antonio Valencia; Arroyo (Achilier) e Enner Valencia | Técnico - Reinaldo Rueda
Escalação da França - Lloris; Sagna, Sakho (Varane), Koscielny e Digne; Matuidi (Giroud), Schneiderlin, Pogba e Sissoko; Griezzman (Rémy) e Benzema | Técnico - Didier Deschamps
Cartões amarelos - Erazo (Equador)
Cartão vermelho - Antonio Valencia (Equador)
Gols - 1º Tempo - minutos | 2º Tempo – minutos
Árbitro - Noumandiez Doué (Costa do Marfim)
Auxiliares - Songuifolo Yeo (Costa do Marfim) e Jean-Claude Birumushahu (Burundi)
Público - 73.749
Homem do jogo - Alexander Domínguez (Equador)
Temperatura - 28ºC

Data - 25/06/2014
Dia da semana - Quarta-feira
Horário local (Horário de Brasília) - 16:00 (17:00)
Estádio - Arena Amazônia
Cidade – Manaus
Escalação de Honduras - Valladares; Beckeles, Bernardez, Figueroa e Juan Garcia; Boniek Garcia (Najar), Wilson Palacios, Claros e Espinoza (Chavez); Bengtson e Costly (Jerry Palacios) | Técnico - Luis Fernando Suárez
Escalação da Suíça - Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Schaer e Rodriguez; Inler, Behrami; Mehmedi, Xhaka (Lang) e Shaqiri (Dzemaili); Drmic (Seferovic) | Técnico - Ottmar Hitzfeld
Cartões amarelos - Jerry Palacios (Honduras)
Cartão vermelho - (Honduras); (Suíça)
Gols - 1º Tempo - Shaqiri aos 6; e aos 31 minutos | 2º Tempo - Shaqiri, aos 26 minutos
Árbitro - Néstor Pitana (Argentina)
Auxiliares - Hernán Maidana (Argentina) e Juan Pablo Belatti (Argentina)
Público - 40.322
Homem do jogo - Xherdan Shaqiri (Suíça)
Temperatura - 26ºC

A policia do DISTRITO FEDERAL apreendeu 95 quilos de crack, 65 de cocaína e 703 de maconha nas últimas semanas, principalmente em rodovias que dão acesso à cidade. Os números, 367% maiores na comparação com o ano passado, são reflexos da COPA DO MUNDO em BRASÍLIA, segundo autoridades.

JOSÉ MARIA MARÍN fez uma visita surpresa à seleção na GRANJA COMARY, hoje. Assim que o helicóptero do presidente da CBF pousou, PARREIRA e MURTOSA o aguardavam para abraçá-lo. Porém, o que mais chamou a atenção foi o fato de MARÍN ter aparecido sem MARCO POLO DEL NERO, seu vice-presidente.

Os manifestantes do MTST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO) decidiram continuar acampados em frente à Câmara Municipal, na região central de SÃO PAULO. Aproximadamente 500 pessoas têm passado a noite no local desde o dia de ontem. O ato cobra a aprovação do PLANO DIRETOR, que define o planejamento urbano da cidade para os próximos 16 anos e que está em discussão na Casa. Hoje, cerca de duas mil pessoas estiveram presentes no local ao longo do dia para acompanhar os debates do Poder Legislativo sobre o caso. O MTST cobra a votação imediata do texto que prevê que áreas do município, já ocupadas, sejam transformadas em Zonas Especiais de Interesse Social, destinadas a moradias populares.

Policiais civis do 45º DP prenderam nesta semana o ex-cobrador de ônibus FELIPE RIBEIRO DE SOUZA RITA, de 25 anos, assassino confesso do empresário ADÃO IVANIR BORGES DA SILVA, de 63 anos, na FREGUESIA DO Ó, zona norte. O crime ocorreu em 15 de abril. O acusado foi surpreendido pelos investigadores na última segunda-feira, enquanto assistia ao jogo do BRASIL contra CAMARÕES, pela COPA DO MUNDO, em um bar da VILA PENTEADO. Segundo a polícia, o motivo do assassinato foi 8 mil reais, que ADÃO havia acabado de sacar de uma agência do BANCO ITAÚ, na AVENIDA ITABERABA. Ele carregava o dinheiro no bolso de sua jaqueta. Na saída do banco, ADÃO entrou em uma caminhonete importada e uma moto TWISTER amarela fez a primeira abordagem. Em meio a disparos, a vítima conseguiu fugir e entrou na sua loja, uma instaladora de ar condicionado, na mesma região. FELIPE, que era o garupa da moto, desceu do veículo e entrou na garagem da vítima, que se assustou e acabou reagindo. Na tentativa de se desvencilhar do bandido, ADÃO foi atingido por dois tiros, um na barriga, fatal. O filho dele viu toda a ação e também partiu para cima do bandido. Acabou baleado na mão. Ele foi operado no mesmo dia e passa bem. O bandido fugiu sem levar nada, mas não esperava que as câmeras de uma escola ao lado da empresa de ADÃO tivessem registrado a ação.

O estudante e funcionário da USP FÁBIO HIDEKI HARANO, de 26 anos, foi transferido hoje para o Presídio de TREMEMBÉ. Ele é acusado de depredar uma concessionária de carros na região da AVENIDA PAULISTA, no protesto do último dia 19. FÁBIO foi indiciado por associação para o fim de cometer crime, com o agravante de constituição de milícia privada. Por isso ele não tem direito à fiança.

O Supremo Tribunal Federal determinou, hoje, que o ex-presidente do PT JOSÉ GENOÍNO continue cumprindo pena na Penitenciária da PAPUDA, em BRASÍLIA. A defesa do ex-deputado federal tentava tirá-lo do regime semiaberto para que o petista pudesse ficar em casa por conta de problemas de saúde. Quatro laudos médicos oficiais, no entanto, dizem que GENOÍNO não apresenta cardiopatia grave  e autorizar sua prisão domiciliar feririria o princípio da igualdade.

O plenário do Supremo Tribunal Federal, por nove votos a um, contrariou a tese do presidente da Corte, JOAQUIM BARBOSA, e decidiu que os condenados no processo do mensalão a regime semi-aberto não precisam cumprir um sexto da pena para trabalhar fora do presídio. Os ministros terão de decidir agora individualmente sobre os pedidos de trabalho, como a solicitação de JOSÉ DIRCEU para assumir uma função burocrática em um escritório de advocacia.

Pelo menos 21 pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas em uma explosão, hoje, próximo a um dos maiores shoppings de ABUJA, capital da NIGÉRIA. A explosão seguida de incêndio ocorreu cerca de uma hora antes do início do jogo entre NIGÉRIA e ARGENTINA pela COPA DO MUNDO. Pelo menos 40 carros ficaram danificados. Nenhum grupo havia reivindicado a autoria do atentado, embora as autoridades de segurança suspeitam do BOKO HARAM. O grupo extremista islâmico já atacou a capital da NIGÉRIA duas vezes nas últimas dez semanas. Na terça, o BOKO HARAM anunciou o sequestro de 60 mulheres.

O premiê do IRAQUE, NURI AL-MALIKI, recusou-se hoje a formar um governo de emergência nacional para enfrentar a ofensiva jihadista sunita em cinco províncias do país. “O apelo para a formação de um governo de emergência nacional é um golpe contra a Constituição e contra o processo político”. Opositores e governos estrangeiros acusam AL MALIKI de ter alimentado a ofensiva lançada no início de junho pelos jihadistas do Estado islâmico do IRAQUE e do LEVANTE com as políticas sectárias seguidas pelo seu governo e têm apelado para a formação de um governo que inclua todos os setores da sociedade iraquiana.
      
2 015     :     -    QUINTA-FEIRA
Os  compromissos que tenho para com as minhas memórias é algo que empolga. Estamos para completar o 65º ano que as escrevo. Isso tudo começou em 9 de julho de 1950 e não sofreu solução de continuidade até os dias de hoje.
Pela manhã, recebo um telefonema do Juiz RICARDO MONTE SERRAT, de RIBEIRÃO PRETO. Quer ele saber se tudo está certo para as comemorações do 61º Aniversário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 7 de julho. Ele estará presente e vai comprar a passagem de avião.
A manhã toda permaneço na biblioteca, atualizando minhas memórias e dando continuidade aos históricos da vida profissional do CORONEL PM VENTURA e da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
A noite de 24 (dia de SÃO JOÃO) para o dia 25 foi terrível. O frio talvez tenha atingido menos de 12 graus. Pela manhã há certa dificuldade para trabalhar no computador. Mas, no horário das 11:30 horas estou indo para o centro de SÃO PAULO. Na AOMESP almoço com FERREIRA e MAURÍCIO. Este, necessita de certa orientação em um negócio que vem fazendo e que se arrasta desde 1989. Parece que caminha bem, após certas atrapalhadas causadas por um sargento reformado. Muita gente pergunta sobre os eventos de julho, como o aniversário da Sociedade e o Desfile de 9 de Julho. Tudo vai caminhando bem. Assim é que, ao chegar no OBELISCO, encontro a MARINEI dando um avanço muito bom no encaminhamento dos diplomas de entregas de medalha em JAHÚ, no SOLO SAGRADO (evento do 50º BPMM), em SÃO PEDRO (solenidade programada para 9 de Julho, sob os cuidados do Professor AGUIAR). Recebemos várias visitas. Uma delas é a do CAPITÃO PM SÉRGIO, do C Com Soc, que está acompanhando o jornalista DIEGO GOUVÊA, da GAZETA DE PINHEIROS, SÃO PAULO NEWS, MORUMBI NEWS, JORNAL DO BUTANTÃ e TRIBUNA DE SANTO AMARO. Ele está trabalhando em uma matéria sobre a Revolução Constitucionalista de 32. Estamos saindo, quando já passa das 16 horas, quando chegam oficiais da DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA, que agora estão sob a incumbência de assumir todas as responsabilidades afetas à administração, segurança e manutenção do MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32. É um momento muito importante para nós da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Serão imortalizados em 9 de julho os seguintes heróis: RAUL GONÇALVES DE OLIVEIRA, DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, ANTÔNIO MARIA VIDEIRA (pai do SARGENTO FÁBIO FERRÃO, que nesta tarde nos visita, justamente para saber de detalhes da cerimônia), AGNELLO DA CRUZ PRATES, JOÃO SÍLVIO HOELZ, GENERAL RENATO VARANDAS DE AZEVEDO, FRANCISCO JOAQUIM FERREIRA, FRANCISCO GIMENES RODA FILHO, MURRAY MARTINS DE CARVALHO, DIRCILIO DE BARROS REBELLO, ROSA GALVÃO. 
MARINEI está acompanhada do GABRIEL, seu filho, que hoje a ajudou bem nos trabalhos da tarde. MARINEI está preocupada com os desatinos de um seu primo, preso em flagrante na terça-feira, pelo cometimento de crime hediondo. É a "ovelha-negra" da família. No retorno para GUARULHOS ela conta lances da besteira cometida pelo seu primo, que, inclusive, sofreu agressões numa tentativa de linchamento. Está muito machucado.    

E por falar em "ovelha negra", na PMESP também as temos. Mais um oficial, Cel Otacílio José de Souza, do CPC, não é o ex-Cmt do GRPAe, submetido a CJ.
Resolução de 23/06/15
GS 591/15.
O Secretário da Segurança Pública, nos termos do artigo 5º da Lei Federal 5.836/72, c/c o artigo 3º da Lei Estadual 186/73, c/c o artigo 75 da Lei Complementar Estadual 893/01 e demais disposições legais vigentes, bem como, nos dizeres da Representação do Comandante Geral da Polícia Militar, contidos no Ofício nº CorregPM-004/333/15, de 24-04-2015, que adota como base do presente ato, obedecidos os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, resolve:
Submeter o Coronel PM 822387-4 Otacílio José de Souza, tendo como última Unidade o Comando de Policiamento da Capital, a Conselho de Justificação, nomeando o Cel PM 822232-A Dimitrios Fyskatoris, do Comando de Policiamento de rânsito, como Presidente; o Cel PM 840869-6 Celso Aparecido Monari, da Diretoria de Logística da Polícia Militar, e o Cel PM 851994-3 Wagner Tardelli, do Comando de Policiamento do Interior-7, como membros.
Nomeio ainda o Cel PM 822263-A Reynaldo Simões Rossi, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, como Oficial suplente, que assumirá funções nos casos de afastamentos regulamentaressuperiores a 15 dias de qualquer um dos membros titulares, por motivos legais ou relevantes e mediante prévia comunicação.
O Conselho de Justificação deverá proceder as diligências necessárias, em obediência ao princípio da busca da verdade real, funcionando, em regra, na sede do Comando de Policiamento de Trânsito.

Ao som de um forte coro de "NOITES TRAIÇOEIRAS!, com a bandeira do BRASIL como manto, um emocionante PAI NOSSO e dezenas de homenagens, o cantor CRISTIANO ARAÚJO, de 29 anos - que morreu na madrugada de quarta-feira vítima de um capotamento de carro na BR-153, entre as cidades de GOIATUBA e MORRINHOS, em GOIÁS - deu o seu último adeus.
O pai do artista, JOÃO REIS, foi às lágrimas do começo ao fim da despedida que aconteceu por volta das 11 horas, no Cemitério JARDIM DAS PALMEIRAS, em GOIÂNIA - e recebeu, segundo a Polícia Militar, 30 mil pessoas. Em coletiva, o pai chegou a questionar a existência de Deus, ao tirar CRISTIANO de sua vida. JOÃO, que é católico, não saiu do lado do corpo do filho.
Dos amigos famosos, LEONARDO, BRUNO - da dupla BRUNO E MARRONE; MARIANO - da dupla MUNHOZ E MARIANO; RAFAEL - da dupla GABRIEL E RAFAEL; e ISRAEL NOVAES. JOÃO REIS foi consolado por famosos e anônimos o tempo todo. LEONARDO, que foi uma espécie de padrinho do rapaz, chorou junto com JOÃO.
De fato, foi difícil segurar as lágrimas. LUAN SANTANA, principal atração do FORRÓ CAJU, em ARACAJU, dedicou o show ao amigo, que sempre estava em contato com ele, ao vivo ou por meio das redes sociais.
Ao começar o hit "EFEITOS", sucesso de CRISTIANO, LUAN caiu no choro. "Ele não era só um companheiro de estrada e de profissão, era um grande amigo, um cara com quem eu me identificava demais. Um cara que alegrava o ambiente, era engraçado demais, fazia piada. Ele dava muito valor à família, aos seus fãs, seus filhos. Dizem que é de pessoas assim que Deus gosta ao lado dele. Então, pode ser por isso que ele levou o CRISTIANO tão cedo", desabafou LUAN SANTANA.
Enquanto isso, na televisão, os apresentadores devem continuar homenageando o rapaz. O programa de RAUL GIL, por exemplo, que vai ao ar amanhã, no SBT, será dedicado a ele, que, em agosto, faria shows em SÃO PAULO, no CITIBANK HALL SÃO PAULO. Inclusive, os ingressos para as apresentações já podem ser trocados, segundo a produtora TIME FOR FUN, responsável pela apresentação.
A namorada de CRISTIANO ARAÚJO, a jovem ALLANA MORAES, de 19 anos, também foi enterrada hoje. Já RONALDO RIBEIRO e VICTOR LEONARDO, o motorista e empresário que estavam com o artista durante o acidente na BR-153, deveriam ter recebido alta hoje da UTI, mas isso não tinha acontecido até à noite. RONALDO teria ficado em estado de choque ao receber a notícia da morte do amigo.
Dona LUZIA DE MELLO, de 84 anos, avó materna de CRISTIANO ARAÚJO, foi internada no Hospital SANTA GENOVEVA, em GOIÂNIA. A dor, de fato, é profunda.   

Morreu hoje, aos 87 anos, em BUENOS AIRES, DON DIEGO MARADONA, pai do ex-jogador e ídolo dos argentinos DIEGO MARADONA. De acordo com o comunicado divulgado pelo Hospital LOS ARCOS, local onde estava internado, o pai do campeão mundial, que estava em coma induzido há quase um mês, não resistiu aos graves problemas de saúde, entre eles insuficiência pulmonar e cardíaca, e morreu.

Graças a GUERRERO, o PERU confirmou o favoritismo e se classificou hoje para a semifinal da COPA AMÉRICA. Com três gols do centroavante, que recentemente se transferiu do CORINTHIANS para o FLAMENGO, o time comandado pelo ex-palmeirense RICARDO GARECA derrotou a BOLÍVIA pelo placar de 3 a 1, no Estádio GERMÁN BECKER, em TEMUCO, no CHILE. Em busca de uma vaga na decisão, os peruanos vão enfrentar justamente os donos da casa. A partida, marcada para o Estádio Nacional de SANTIAGO, será realizada às 20:30 horas (de BRASÍLIA), de segunda-feira, dia 29.
Hoje, o PERU não teve dificuldades para se classificar. Em apenas dois minutos, entre os 20 e 22, GUERRERO marcou duas vezes, encerrando um jejum que se arrastava desde 1º de abril, quando fizera três dos quatro gols do CORINTHIANS sobre o DANÚBIO (do URUGUAI), pela fase de grupos da LIBERTADORES.

Um habeas corpus preventivo protocolado na Justiça do RIO GRANDE DO SUL pediu, hoje, que o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA não fosse preso em decorrência das investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO. O pedido, feito pelo consultor MAURÍCIO RAMOS THOMAZ, tentava evitar que o juiz federal SERGIO MORO, responsável pelo processo que investiga a corrupção milionária na PETROBRÁS, mandasse prender o petista, mesmo que preventivamente. O autor, que diz morar em SUMARÉ, na região de CAMPINAS, justificou o habeas corpus afirmando que uma possível prisão de LULA, atualmente, seria política.
O INSTITUTO LULA afirmou hoje, logo após a informação vir à tona, que o "ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do habeas corpus". No início da tarde a Justiça Federal negou a solicitação do consultor.
O comunicado do INSTITUTO LULA ressaltou, ainda, que nem LULA nem seu instituto são alvos da operação e disse "estranhar" que a informação sobre o habeas corpus tenha sido lançado pelo TWITTER do senador RONALDO CAIADO. "Alguém vazou para LULA "BRAHMA" que ele seria preso nos próximos dias...", escreveu o senador ao postar foto do registro no sistema do TRF-4. BRAHMA é a forma como alguns dos executivos de empreiteiras investigados na LAVA JATO se referem ao ex-presidente em trocas de mensagens que foram interceptadas na operação. Os empreiteiros tratam de palestras e viagens  internacionais de LULA nessas conversas.
O autor enviou o pedido de habeas corpus por e-mail ao TRF-4. A ação foi distribuída para o desembargador JOÃO PEDRO GEBRAN NETO, que, ao negá-la, classificou a solicitação de "aventura jurídica" e reforçou que ela poderia expor e prejudicar LULA. O magistrado ainda determinou ao Ministério Público Federal tomar providências cabíveis contra o autor porque ele se referiu a SÉRGIO MORO e a outras pessoas com linguagem chula e "imprópria".
Nos últimos anos, outros casos de repercussão tiveram ações assinadas pelo mesmo nome. Em 2012, MAURÍCIO fez um pedido semelhante em favor de SIMONE VASCONCELOS, condenada no mensalão. Ele também já entrou com ações a favor de KÁTIA RABELLO e do jornalista DIOGO MAINARDI. Em 2014, encaminhou ao Senado uma representação contra os ministros do Supremo Tribunal Federal pelo julgamento do mensalão.

A Polícia Federal fez, hoje, busca e apreensão de documentos em um dos escritórios de campanha do governador de MINAS GERAIS, FERNANDO PIMENTEL, em BELO HORIZONTE. Também foram feitas buscas em dois escritórios de PEPPER, em BRASÍLIA, agência que prestou serviços para o PT durante a campanha eleitoral do ano passado. A empresa ainda presta serviços ao partido.
A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça a partir da chamada OPERAÇÃO ACRÔNIMO 2, nova fase da investigação sobe supostos vínculos de PIMENTEL com movimentação financeira do empresário BENEDITO OLIVEIRA. A PF também pediu para fazer busca e apreensão de documentos no PALÁCIO DA LIBERDADE, sede do governo de MINAS, e na residência do governador, mas o ministro HERMAN BENJAMIN indeferiu as solicitações.
Segundo fontes da investigação, além de PIMENTEL há outros seis alvos nesta segunda etapa. A primeira fase da operação foi deflagrada há um mês, tendo como foco empresários que doaram para partidos políticos na campanha de 2014, suspeitos de lavarem dinheiro público em contratos superfaturados e com empresas de fachada.
A revista "ÉPOCA" revelou, hoje, que a Polícia Federal mapeou pagamentos para a mulher de PIMENTEL no valor total de 3,7 milhões de reais. Os depósitos foram feitos em favor da empresa OLI COMUNICAÇÕES, que pertence a CAROLINA OLIVEIRA. Os depósitos foram feitos entre 2011 e 2014. O grupo francês CASINO, dono do PÃO DE AÇUCAR, pagou 362,8 mil; o MARFRIG pagou 595 mil, a empresa de publicidade PEPPER deu 300 mil e MARIO FOSA, ligado a BENEDITO OLIVEIRA, o BENÉ, repassou para a OLI, segundo o Ministério Público, o total de 2,4 milhões de reais.

Os seis executivos que viraram réus na Justiça Paulista acusados de fraudar licitações para a reforma de 98 trens das linhas 1-AZUL (51 composições) e 3-VERMELHA (47) do Metrô de SÃO PAULO entre 2008 e 2009, durante a  gestão JOSÉ SERRA, têm dez dias para apresentar suas defesas. CÉSAR PONCE DE LEON (ALSTOM), WILSON DARÉ, MAURÍCIO MEMÓRIA e DAVID LOPES (os três da TEMOINSA), TELMO GIOLITO PORTO (TEJOFRAN) e ADAGIR ABREU (MPE) são acusados de crimes contra a ordem econômica e contra a administração pública. Segundo denúncia do MP do dia 20 de maio, o valor das licitações sob suspeita de fraude é de 1,75 bilhão de reais. Todos negam participação no esquema.     
A pior onda de calor em 35 anos a atingir a cidade de KARACHI, ao Sul do PAQUISTÃO, já matou mais de mil pessoas, informou, hoje, uma organização de caridade do país. Enquanto os necrotérios começam a ficar sem espaço e hospitais públicos enfrentam dificuldades para lidar com a situação, o governo paquistanês é questionado por não tomar as devidas providências enquanto o número de mortos cresce a cada dia a números assustadores.
Na manhã de quarta-feira, dia 24, falou-se em 450 mortos. À tarde, 750. Hoje as vítimas fatais "passaram de mil", segundo entidades que trabalham no país. A maioria das mortes aconteceu entre idosos e famílias de baixa renda. Em KARACHI, a maior cidade do país com 20 milhões de habitantes, a temperatura alcançou 45 graus e muitos problemas foram registrados na rede elétrica, como cortes no fornecimento, o que deixou muitos sem energia e água.
A onda de calor coincidiu com o início do mês sagrado do RAMADÃ, quando muitos muçulmanos não comem ou bebem durante o dia. Algumas lojas se recusaram a vender gelo ou água durante o dia, citando leis religiosas que podem resultar em penas. Também é ilegal beber ou comer em público do amanhecer ao anoitecer.
Nos necrotérios, a chegada de um grande fluxo de vítimas forçou os funcionários a guardarem os corpos em bolsas no chão, contou ANWAR KAZMI, da organização de caridade EDHI FOUNDATION. Além disso, os equipamentos de ar condicionado no necrotério pararam de funcionar. KAZMI acusa o governo da província de não tomar as devidas providências para conter a crise, exceto culpar terceiros. Um dos alvos é a companhia privada K-ELETRIC, que abastece KARACHI. A empresa se defendeu e disse que conexões ilegais estão sobrecarregando as linhas e o governo deve mais de um bilhão de dólares em contas não pagas. 

2 016   :    -         SÁBADO
Esta é uma data em que se faz uma pausa para a vida atribulada que estamos levando na presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não citarei alguns casos complicados que aconteceram na semana que passou, visto que ainda não temos dados que comprovam a veracidade dos acontecimentos envolvendo alguns de nossos associados. Alguma coisa que já se apurou vai complicar seriamente pessoas que estão diretamente ligadas à cúpula do MMDC. Outras, ainda estão em fase de apurações. Mas nada que possa macular a credibilidade da Sociedade. São casos individuais, que não têm relação direta com a instituição, mas que merecem  nossa atenção e algumas medidas que serão tomadas depois do 9 de Julho. Não queremos que o brilhantismo da PARADA CÍVICO-MILITAR da data máxima do Movimento Constitucionalista de 1932 seja ofuscado por acontecimentos criados por associados que fazem coisas complicadas.
Em minha biblioteca, cuido de minhas memórias. 


  POLÍCIA MILITAR Decreto de 24-6-2016 Aplicando, à vista do acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo nos autos da Representação para Declaração de Indignidade/Incompatibilidade 0003983-04.2015.9.26.0000 (nº 45-2015), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível Cláudio de Paula Vela, Cap. PM RE 33888-5, decretando a perda de seu posto e patente, aplica-lhe a pena de demissão, com fundamento no art. 23, I, alínea "c", e parágrafo único, da LC 893-2011, a produzir efeitos desde 30-3-2016. Em consequência, determina a cessação do pagamento dos proventos, decorrentes da sua precedente transferência para inatividade.
CLÁUDIO DE PAULA VELA nasceu em 29 de agosto de 1945. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 29 de outubro de 1964. Foi promovido ao posto de 2º TENENTE do QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR em 25 de dezembro de 1986. Promovido a 1º TENENTE em 24 de maio de 1993.

O ex-médico ROGER ABDELMASSIH, de 72 anos, foi indiciado pela polícia por suspeita de outros 37 casos de estupro e manipulação genética irregular. ABDELMASSIH, que está preso desde 2014 na Penitenciária de TREMEMBÉ, no interior, já foi condenado a 181 anos de prisão por causa de estupros, atentados violentos ao pudor e atos libidinosos entre os anos de 1995 e 2008. Ele teria feito outras 37 vítimas no período, o que somando o indiciamento e a condenação resultaria em 74 vítimas. O inquérito da 1ª Delegacia da Mulher da capital foi entregue à Justiça em 31 de março e ABDELMASSIH deve enfrentar outro julgamento referente aos novos casos descobertos pela polícia.

Um acidente entre uma caminhonete do DET de SÃO BERNARDO DO CAMPO e outro veículo deixou um morto e dois feridos nesta madrugada na cidade do ABCD. Uma testemunha afirmou à polícia que viu a caminhonete do município em alta velocidade antes da batida.
O acidente aconteceu no cruzamento entre as avenidas MARECHAL DEODORO e SENADOR FLAQUER, na região central da cidade, por volta de 1:40 horas. A testemunha disse hoje, em depoimento no 1º DP de SÃO BERNARDO, que viu a caminhonete conduzida pelo agente de trânsito FÁBIO FRANCISCO BEZERRA, de 37 anos, seguindo em “altíssima velocidade” e com os faróis dianteiros muito baixos na MARECHAL DEODORO e depois ouviu a colisão.
A batida atingiu em cheio o FIAT PUNTO cinza dirigido pelo estudante SÉRGIO SANTO MAGRI, de 21 anos, que estava acompanhado do amigo e também estudante MATHEUS MENDES DE HOLANDA, de 20 anos. O impacto foi tão forte que o carro do jovem capotou e ele morreu na hora. A caminhonete com FÁBIO só foi parar após arrancar uma lixeira, um semáforo e bater no portão de uma loja na SENADOR FLAQUER.
Os amigos haviam saído para jantar em uma lanchonete da cidade e SÉRGIO levava MATHEUS de volta para casa.
O FIAT PUNTO ficou completamente destruído e teve perda total. A lateral do veículo do lado do motorista, onde estava SÉRGIO, foi a mais danificada.
MATHEUS e FÁBIO ficaram feridos. O primeiro foi socorrido para o Hospital ASSUNÇÃO, no próprio município e recebeu tratamento para suas três costelas quebradas. Ele foi liberado ainda nesta tarde. Já o agente de trânsito de SÃO BERNARDO foi levado ao Pronto Socorro Central da Cidade e também foi liberado. Ele negou, em depoimento informal, que estivesse em alta velocidade no momento da batida.
Policiais do 1º DP de SÃO BERNARDO foram até o hospital para coletar sangue de FÁBIO e verificar se estava alcoolizado. O resultado do exame deve demorar ao menos uma semana.
A polícia agora vai procurar se câmeras de monitoramento das duas avenidas ou de vigilância de imóveis nas proximidades flagraram o momento do acidente. Tanto o jovem quanto o funcionário público devem ser ouvidos na segunda-feira.

Um assaltante foi morto pela Polícia Militar no fim da noite de ontem após roubar uma pizzaria na PARADA INGLESA, na zona norte da capital. Os PMs afirmaram que houve troca de tiros e o criminoso, que não carregava documentos, acabou baleado e não resistiu aos ferimentos. De acordo com o dono da pizzaria, de 46 anos, o bandido entrou no local, pediu duas cervejas, falou que iria buscar o dinheiro e voltou armado com um revólver calibre 38 anunciando o assalto. “Ele rendeu um motoboy e um familiar meu que estava no balcão e levou seus celulares. Depois pediu o dinheiro do caixa e foi embora. A nossa sorte foi que nesse momento passava uma viatura da FORÇA TÁTICA”, contou o comerciante, já assaltado 16 vezes em 16 anos. Os PMs perseguiram o ladrão que havia fugido à pé e o balearam na RUA BORGES LADÁRIO, a três quadras do local do assalto.

Irreconhecível. Assim foi o PALMEIRAS no MINEIRÃO, contra o CRUZEIRO. O líder do BRASILEIRÃO até saiu na frente da RAPOSA – que ainda não havia vencido nenhuma em casa no campeonato – mas cometeu erros na defesa e viu WILLIAN brilhar com dois gols: 2 a 1.
A derrota coloca em xeque a permanência do VERDÃO da ponta da tabela. Com 22 pontos, o VERDÃO pode ser ultrapassado pelo INTERNACIONAL, que soma 20 e jogará amanhã contra o penúltimo colocado, BOTAFOGO, no BEIRA-RIO.
Além de colocar o primeiro lugar em risco, a derrota encerra uma sequência de seis jogos de invencibilidade. O time comandado por CUCA conseguira cinco vitórias e um empate até enfrentar o CRUZEIRO.   

LUCIANO estava em sua melhor fase quando sofreu uma grave lesão no joelho direito, em agosto do ano passado, contra o SANTOS, na VILA BELMIRO. Sofreu, chorou de dor, física e emocional. Hoje, dez meses depois, novamente ele não segurou as lágrimas… Mas, desta vez, por um bom motivo.
Com uma ótima atuação, o atacante foi o principal responsável pela vitória do CORINTHIANS, por 2 a 1, sobre o SANTA CRUZ, no ITAQUERÃO. Além de marcar o primeiro gol, o jogador ainda deu o passe para ROMERO anotar o segundo, na etapa inicial. Um alívio, que demorou muito para chegar.
Graças à sua boa atuação no primeiro tempo, o TIMÃO conseguiu chegar a 19 pontos e subir para o terceiro lugar do BRASILEIRÃO.

A EUROCOPA já tem definido seu primeiro confronto das quartas de final: POLÔNIA x PORTUGAL. Hoje, ambas as seleções eliminaram seus rivais após empatarem no tempo normal – os poloneses ainda precisaram dos pênaltis. Surpresa do torneio, PAIS DE GALES também venceu e está classificado.
No duelo mais equilibrado – e chato – do dia, PORTUGAL e CROÁCIA ficaram no empate sem gols. Bem, chato até o segundo tempo da prorrogação, quando o duelo finalmente pegou fogo. Os lusos, que até agora não venceram nenhuma partida na EURO – empataram as quatro – conquistaram a vaga com um gol de QUARESMA, já a três minutos do fim.
A seleção polonesa eliminou a SUÍÇA após empatar em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação e, nos pênaltis, fazer 5 a 4. Já o PAÍS DE GALES derrotou a IRLANDA DO NORTE por 1 a 0 graças um gol contra de McAULEY. Amanhã, a FRANÇA pega a IRLANDA. Também jogam ALEMANHA x ESLOVÁQUIA e HUNGRIA x BÉLGICA.

O juiz SÉRGIO MORO, da 13ª Vara Federal de CURITIBA, mandou intimar o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sobre a retomada dos inquéritos que investigam ocultação de patrimônio e possíveis benefícios recebidos de empreiteiras investigadas na LAVA JATO, que incluem as apurações sobre o sítio de ATIBAIA, o tríplex no GUARUJÁ – que teria sido inclusive reformado de “presente” – e recebimentos da empresa LILS PALESTRAS.
À exceção do diálogo entre LULA e a presidente afastada DILMA, retirada dos autos por determinação do STF, as demais intercepções telefônicas, de acordo com despacho de MORO, poderão ser usadas no inquérito e eventual ação penal, mantido sigilo em relação a terceiros.
Além de LULA, estão sendo intimados outros envolvidos nas investigações, incluindo a mulher dele, MARISA LETÍCIA, o empresário LEO PINHEIRO, da OAS, e os sócios do sítio de ATIBAIA, JONAS SUASSUNA FILHO e FERNANDO BITTAR. Todos têm prazo de cinco dias para apresentar os pedidos que tinham encaminhado ao STF e apresentarem as procurações de seus advogados.
Na sexta-feira, ontem, o ministro do Supremo, TEORI ZAVASCKI, determinou que seja enviada para a Justiça Federal de BRASÍLIA a denúncia contra LULA por suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da PETROBRÁS, NESTOR CERVERÓ.
Outras seis pessoas são alvo do mesmo inquérito, o ex-senador DELCÍDIO DO AMARAL, o ex-assessor dele, DIOGO FERREIRA, o advogado ÉDSON RIBEIRO, o banqueiro ANDRÉ ESTEVES, o pecuarista JOSÉ  CARLOS BUMLAI – amigo de LULA -  e o filho dele, MAURÍCIO BUMLAI. O grupo é acusado pela Procuradoria Geral da República de ter cometido quatro crimes: integrar organização criminosa, patrocínio infiel, exploração de prestígio e lavagem de dinheiro.
O procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, queria que as investigações fossem transferidas para CURITIBA, onde o juiz SÉRGIO MORO conduz os processos da LAVA JATO. Mas, TEORI ponderou que o caso não tem relação direta com os desvios da PETROBRÁS. O ministro também explicou que os supostos crimes teriam ocorrido na capital federal, daí a remessa dos autos para um juiz de BRASÍLIA.
“Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da PETROBRÁS”, disse o ministro, em sua decisão.