domingo, 22 de março de 2015

ROUBO DE UMA ESTÁTUA DE BUDA NA CHINA

Os moradores de Yangchun, um povoado da província chinesa de Fujian (sudeste do país), denunciaram neste domingo (22) que uma estátua de um buda, que contém um monge mumificado e que agora está em mãos de um colecionador holandês, foi roubada da cidade em 1995.

A estátua, que apareceu abundantemente nos meios de comunicação chineses há um mês quando foi descoberto que dentro dela havia restos humanos de mais de mil anos, foi reivindicada pelos habitantes do município, informa a imprensa chinesa.

As imagens deste buda sentado de apenas 1,2 metros, que frequentemente é exibida no museu holandês Drents Museum e agora se encontra em uma exposição itinerante pela Europa, circularam nas últimas semanas pelas redes sociais chinesas.

Arqueólogos do Escritório de Relíquias Culturais de Fujian confirmaram, após contrastar as imagens que eram conservadas antes do roubo da peça de Yangchun com as da figura exposta na Holanda, que ambas são a mesma, segundo afirmou a agência de notícias oficial "Xinhua".

O buda que representa a estátua é um jovem que viveu há mil anos em Yangchun e que se tornou um monge famoso por ajudar os desvalidos e propagar sua religião, e que quando morreu aos 37 anos foi mumificado.

As pessoas do povoado decidiram fazer uma escultura que contivesse sua múmia durante a dinastia Song (960-1279).

Desde então e até há duas décadas quando aconteceu seu roubo, a estátua foi um objeto de culto no templo Yangchun, com a particularidade de que os aldeões a adornavam com roupa e um chapéu, que ainda estão conservados e que esperam voltar a colocar na estátua algum dia.

Para isso, o Escritório de Relíquias Culturais de Fujian anunciou hoje que entrará em contato com as autoridades nacionais para que iniciem os procedimentos frequentes de recuperação.
Ampliar


Veja tesouros arqueológicos200 fotos

114 / 200
16.set.2014 - Dois esqueletos foram encontrados com os braços entrelaçados em uma capela em Leicestershir, na Inglaterra. O casal ficou de mãos dadas por cerca de 700 anos, segundo os pesquisadores. Os esqueletos têm aproximadamente a mesma idade, mas é preciso fazer uma análise mais profunda para saber ao certo quantos anos cada um tinha no momento da mo

MORRE O ATOR CLÁUDIO MARZO NESTE DOMINGO, DIA 22 DE MARÇO DE 2015

O ator Cláudio Marzo, de 74 anos, morreu às 5h39 deste domingo (22) na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria da unidade, ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com quadro de pneumonia desde o dia 4 de março.
Ainda não há informações sobre onde o velório será realizado. Segundo a assessoria do hospital, Marzo tinha o desejo de ser cremado. A família aguarda a chegada de um dos filhos que mora na Austrália.
Outras internações
O ator também foi internado no dia 8 de fevereiro devido a um quadro infeccioso, associado à insuficiência renal e a um enfisema descompensado, informou o boletim médico divulgado pelo Dr. João Manuel Pedroso, clínico geral e cardiologista do ator.
No dia 28 de dezembro de 2014, Cláudio foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do mesmo hospital com um quadro de arritmia cardíaca e pneumonia. Entretanto, recebeu alta médica no dia 31 de dezembro e pôde passar a virada do ano em casa.
 

Marzo tinha 25 anos quando recebeu o convite para trabalhar na TV Globo. Ele morava em São Paulo e fazia parte do Grupo Oficina. Ele ainda atuava como dublador da série americana “Mr. Novac”. Foi quando se mudou para o Rio e assinou contrato. Ele fez parte do primeiro grupo de atores contratados pela Globo, inaugurada em 26 de abril de 1965.
“Por coincidência, a Globo tinha comprado esses filmes que eu dublava. Então, já contratado, eu continuava em São Paulo, até terminar as dublagens. Queria ter vindo antes, estava doido para vir para o Rio”, lembrou o ator, em depoimento ao site Memória Globo.
Foi por conta desse pequeno atraso que o ator acabou escalado não para a primeira, mas para a segunda novela da emissora no horário das 19h. Era “A Moreninha”, de Graça Mello, com 35 capítulos.
Ele nasceu no dia 26 de setembro de 1940, em São Paulo, filho de uma família de operários e descendente de italianos. O ator abandonou os estudos aos 17 anos para trabalhar como figurante na TV Paulista. Depois, foi contratado pela TV Tupi. “Deixei até o cabelo crescer para viver o músico, ninguém naquela época tinha cabelo comprido”, disse.
Claudio Marzo e Regina Duarte em Minha Doce Namorada (Foto: Divulgação/TV Globo)Cláudio Marzo e Regina Duarte em 'Minha Doce
Namorada' (Foto: Divulgação/TV Globo)
“Sempre tive vontade de ser ator, achava uma coisa fantástica. Os atores me emocionavam. Achava interessante você transmitir emoções e consciência de mundo para as pessoas. Na época, eu acreditava, ingenuamente até, que o teatro pudesse modificar o mundo.”
Par com Regina Duarte
O ator participou de várias novelas nos anos 1960, sendo "Véu de Noiva" um de seus momentos mais marcantes. Ele atuou ao lado de Regina Duarte, na trama de Janete Clair. A novela é considerada importante por ter sido uma resposta à tendência iniciada por "Beto Rockfeller", exibida pela TV Tupi. Foi ainda a primeira a ganhar uma trilha sonora original, com músicas escolhidas por Nelson Motta.

O par romântico Marzo e Regina Duarte no gosto popular. E voltou a ser escalado em "Irmãos Coragem", de Janete Clair, produzida em 1970. Na trama, o ator viveu um dos irmãos Coragem, Duda, um craque dos campos de futebol. Foi mais um sucesso de público. “Eu não queria fazer sucesso em televisão. Eu queria ser ator de teatro, entende? E achava que, na minha cabeça, na época, fazer sucesso em televisão era uma coisa que te queimava. Novela, televisão, isso era uma coisa inferior. Mas eu precisava trabalhar”, confessa.

"Minha doce namorada", de 1971, e "Carinhoso", de 1973, trouxeram de volta Cláudio Marzo e Regina Duarte. Na década seguinte, participou de produções que marcariam a carreira. Em "Brilhante", novela de Gilberto Braga exibida em 1981, interpretou o motorista Carlos, que vivia romance com a patroa, Chica Newman, interpretada por Fernanda Montenegro.
Manchete e filmes
Marzo também participou de duas novelas na extinta TV Manchete. Ele esteve em "Kananga do Japão", de Wilson Aguiar Filho, em 1989; e "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, no ano seguinte. A carreira de Marzo também inclui trabalhos no cinema. Foram 35 longas-metragens, com destaque para "O Homem Nu", dirigido por Hugo Carvana, com roteiro de Fernando Sabino, em 1990.
Retorno à TV Globo
De volta à Globo em 1993, atuou em "Fera Ferida", de Walther Negrão, no papel do coveiro Orestes Fronteira. Dois anos depois, foi convidado para participar do remake de "Irmãos Coragem", dessa vez vivendo o poderoso coronel Pedro Barros, justamente quem perseguia a família Coragem. Em 2007, na Globo, atuou na novela "Desejo Proibido", de Walther Negrão, e na minissérie "Amazônia – De Galvez a Chico Mendes", de Gloria Perez, no papel de Ramalho Jr, ex-governador do Acre. O último trabalho na Globo foi no seriado "Guerra e Paz", em 2008. O ator interpretou o capitão Guerra.
  •  
Trajetória em linha do tempo de Cláudio Marzo (Foto: G1)

MINHA TIA IRENE FONSECA

IRENE FONSECA É MINHA TIA. IRMÃ DE DONA ALICE DA FONSECA VENTURA, MINHA MÃE. CHEGA AOS 93 ANOS COM MUITA GALHARDIA E HISTÓRIAS PARA CONTAR.

20 DE MARÇO DE 2015 - SEXTA-FEIRA

DIA   V I N T E      DE       M A R Ç O   DE   2015   –    SEXTA-FEIRA.
78 anos, dois meses e 21 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 254º DO ANO 65º - MÊS 9º
55 anos e 287 dias na PMESP
56 anos e 38 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 092 d – 485 112 h
51 anos e 195 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 8 dias no posto de CORONEL – 324 meses e 8 dias.
9 929 dias CORONEL – 23 ANOS E 96 DIAS NA RESERVA
3 anos e 258 dias na Presidência da Soc Veteranos de 32-MMDC.
10 476-252 184              9 929-238 688                      10 242-247 112.

DIA DE SÃO MARTINHO DE BRAGA. Nascido em território que atualmente pertence à HUNGRIA, transferiu-se para a Península IBÉRICA, depois de ter sido durante algum tempo monge na TERRA SANTA. Reuniu o CONCÍLIO DE BRAGA, em 563.
DIA DE SANTO AMBRÓSIO DE SENA. Nasceu na TOSCANA em 1220. Conta-se que SANTO AMBRÓSIO nasceu anormal, com os braços colados ao corpo, as pernas coladas às coxas e o rosto desproporcional. Certo dia um peregrino disse à ama de leite que o trazia nos braços: “Mulher, não escondas o rosto desta criança, porque será a luz e a glória desta cidade”. Não passou muito tempo, foi curado milagrosamente. Ingressou na ORDEM DOS PREGADORES.

2058 a. nasce OVÍDIO, poeta romano, em 20 de março de 43 a.C. Morreu em 17.
1436 a. falece MARTINHO DE DUME, bispo católico, considerado santo pela Igreja Católica, em 20 de março de 579. Nasceu em 518.
873 a. nasce MALCOLM IV da ESCÓCIA, em 20 de março de 1142. Morre em 1165.
612 a. Após passar anos sofrendo provavelmente de lepra o REI HENRIQUE IV morre em 20 de março de 1413. Ele foi o primeiro dos três monarcas do século XV pertencentes à dinastia de LANCASTER. Chegou ao poder após usurpar o cargo e resistiu a uma forte oposição. Com a sua morte, seu filho HENRIQUE V ascende ao trono e tem como principal meta se legitimar na coroa francesa. O objetivo é atingido em 1420, mas ele morre dois anos depois. 
602 a. falece REI HENRIQUE VI da INGLATERRA, em 20 de março de 1413. Nasceu em 1367.
576 a. nasce JOANA DE PORTUGAL, Rainha de CASTELA, em 20 de março de 1439. Falece em 1475.
499 a. falece BATTISTA SPAGNOLI, religioso carmelita católico italiano, em 20 de março de 1516. Nasceu em 1447.
432 a. JUAN DE GARAY, explorador e colonizador, e outros 40 espanhóis morrem nas mãos dos índios em sua viagem à SANTA FÉ DE VERA CRUZ (ARGENTINA), no dia 20 de março de 1583.
413 a. Fundação da Companhia Neerlandesa das ÍNDIAS ORIENTAIS em 20 de março de 1602.
290 a. nasce ABD-UL-HAMID I, sultão do Império Otomano, em 20 de março de 1725. Morre em 1789.
288 a. morre ISAAC NEWTON, cientista britânico, em 20 de março de 1727.
280 a. nasce TORBEM BERGMAN, químico e mineralogista sueco, em 20 de março de 1735. Falece em 1784.
278 a. nasce BUDDHA YODFA CHULALOKE, rei do SIÃO (hoje TAILÂNDIA), em 20 de março de 1737. Falece em 1809.
274 a. nasce JEAN ANTOINE HOUDON, escultor francês, em 20 de março de 1741. Morre em 1828.
255 a. “GRANDE INCÊNDIO” de BOSTON destrói 349 prédios em 20 de março de 1760.
245 a. nasce FRIEDRICH HÖLDERLIN, escritor alemão, em 20 de março de 1770.
230 a. falece CLAUDE FRANÇOIS XAVIER MILLOT, clérigo e historiador francês, em 20 de março de 1785. Nasceu em 1726.
229 a. Rei GUSTAVO III funda a academia Sueca, em 20 de março de 1786.
211 a. falece JEAN-BAPTISTE LESTIBOUDOIS, botânico e farmacêutico francês, em 20 de março de 1804. Nasceu em 1715.
208 a. Os ingleses se apoderam da cidade de ALEXANDRIA após a chegada do Exercito de NAPOLEÃO ao EGITO, em 20 de março de 1807.
204 a. nasce NAPOLEÃO II, da FRANÇA, em 20 de março de 1811. Falece em 1832.
201 a. exército chileno derrota as tropas reais, a mando do GENERAL GABINO GAINZA, nos campos de MEMBRILLAR, em 20 de março de 1814.
200 a. NAPOLEÃO chega a PARIS, após escapar de seu exílio em ELBA, e dá início aos cem dias de seu segundo e efêmero mandato, em 20 de março de 1815.
199 a. MARIA I, rainha de PORTUGAL, a PIA ou a LOUCA, e mãe do príncipe JOÃO, morre no Convento dos Carmelitas do RIO DE JANEIRO, em 20 de março de 1816. JOÃO VI é coroado rei do BRASIL. MARIA I nasceu em 1734.
197 a. falece JOHANN NIKOLAUS FORKEL, musicista, musicólogo e teórico alemão, em 20 de março de 1818. Nasceu em 1749.
197 a. pela segunda vez, um incêndio destrói o ODEON DE PARIS, em 20 de março de 1818.
187 a. nasce o escritor HENRIK JOHAN IBSEN (20 de março de 1828). 
Em 1814, a NORUEGA separou-se da DINAMARCA e se integrou à monarquia da SUÉCIA. Tinha sua própria constituição – um poder executivo constituído por civis indicados, o legislativo eleito indiretamente pelo povo e um judiciário independente. Por isso, quando as revoluções estouraram na EUROPA no ano de 1848, a NORUEGA não participou das rebeliões, embora tivesse sua porção de organizações revolucionárias e radicais. Um dos mais influentes desses grupos era liderado por MARCUS MOLLER THRANE, e dele HENRIK IBSEN fez parte durante um curto período de tempo. A prisão de THRANE e seus assistentes convenceu IBSEN a desistir das manifestações políticas, porém as idéias socialistas intensificaram seu espírito de revolta contra as autoridades e seu domínio absoluto e modificariam sua visão de liberdade pessoal – temas que apareceriam mais tarde em suas peças.
A obra literária de IBSEN foi particularmente influenciada pelo poeta dinamarquês ADAM GOTTLOB OEHLENSCHLAGER – cujas peças românticas enalteciam a era escandinava dos vikings e inspiraram os primeiros trabalhos de IBSEN – e pelo dramaturgo francês EUGENE SCRIBE, que escreveu mais de quatrocentas peças, das quais IBSEN produziu pelo menos uma dúzia durante a época em que trabalhou no teatro.
IBSEN nasceu em SKIEN, uma pequena cidade costeira da NORUEGA, filho de KNUD IBSEN, um próspero comerciante local, e de MARICHEN ALTENBURG, que pertencia a uma família aristocrática de SKIEN. KNUD comprou a casa de sua sogra em 1831, com dez cômodos, e uma destilaria, que também pertencia a ela e que precisava de extensas reformas. Em 1835 as dificuldades financeiras obrigaram-no a vender a casa e a destilaria para evitar a falência. O abalo no estilo de vida deixou marcas profundas em HENRIK, cujos estudos foram prejudicados. A família mudou-se para uma fazenda em GJERPEN, onde ele foi matriculado numa pequena escola local. Em 1843 voltaram para a cidade, porém a atmosfera familiar não era das mais favoráveis. O pai de IBSEN era um homem autoritário e dominador, além de alcoólatra. A mãe, submissa, buscava conforto na religião. Mais tarde, IBSEN se inspiraria nos pais para criar seus personagens de BRAND, CASA DE BONECAS e GHOSTS. Quando estava com 16 anos, IBSEN mudou-se para GRIMSTAD para ser aprendiz do farmacêutico JENS REIMANN. Em 1846 seu senso de dever levou-o a assumir e a sustentar o filho HANS, nascido de um relacionamento com uma das criadas de REIMANN. Em 1850 IBSEN mudou-se para CHRISTIANIA (atual OSLO). Pretendia estudar medicina, porém seu sonho foi destruído ao ser reprovado nos exames de admissão à universidade. Foi então que ele passou a se dedicar à literatura, tendo chegado a ganhar algum dinheiro escrevendo para a publicação literária semanal ANDHRIMNER. Nesse mesmo ano IBSEN escreveu duas peças, CATILINA, uma tragédia que refletia a atmosfera do ano revolucionário de 1848, e THE BURIAL MOUND. Em 1851 recebeu uma indicação para trabalhar no DEN NATIONALE SCENE, um pequeno teatro em BERGEN. Para esse teatro IBSEN escreveu quatro peças baseadas no folclore e na história da NORUEGA, entre as quais LADY INGER OF OSTRAAT (1855). Em 1852 o teatro financiou para IBSEN uma viagem para a DINAMARCA e para a ALEMANHA, com o propósito de que ele aprendesse mais e aperfeiçoasse suas técnicas de produtor e diretor de teatro. Em 1856 IBSEN obteve seu primeiro sucesso popular, com THE FEAST AT SOLHAUG, que resultou num convite para uma festa da residência da escritora MAGDALENE THORESEN, esposa de um pastor. Foi nessa oportunidade que conheceu a filha do casal, SUZANNAH DAAE THORESEN, de quem ficou noivo pouco tempo depois. IBSEN voltou para CHRISTIANIA em 1857 para assumir o cargo de diretor artístico do CHRISTIANIA NORWEGIAN THEATRE, recém inaugurado. No ano seguinte, em BERGEN, casou-se com SUZANNAH. O único filho do casal SIGURD, nasceu em 1859, dois dias antes do Natal. Depois de várias produções, o NORWEGIAN THEATRE foi à falência, e IBSEN foi indicado para dirigir o CHRISTIANIA THEATRE. São dessa época as sagas históricas THE VIKINGS OF HELGOLAND (1858) e THE PRETENDERS (1863) e a sátira LOVE´S COMEDY (1862). Em 1861, dívidas, doenças e menosprezo em relação a sua arte chegaram a fazer IBSEN pensar em suicídio. Nesse mesmo ano escreveu o poema TERJE VIGEN, baseado em histórias sobre as guerras napoleônicas. Em 1864 IBSEN recebeu como prêmio do governo norueguês uma viagem para o exterior. Foi para a ITÁLIA e, nos 27 anos seguintes, morou alternativamente em ROMA, DRESDEN e MUNIQUE. Voltaria à NORUEGA apenas para breves visitas. Durante esse período HENRIK IBSEN escreveu a maior parte de suas principais obras, entre as quais BRAND, em 1866, e PEER GYNT, em 1867, cujos temas se originaram da desilusão do escritor com seus conterrâneos. A peça BRAND foi encenada com grande sucesso em toda a ESCANDINÁVIA, o que lhe valeu uma pensão concedida pelo Parlamento da NORUEGA. IBSEN, que durante um período se sentiu abandonado por DEUS e pelos homens, passou a se sentir feliz e recompensado. IBSEN considerava THE EMPEROR AND THE GALILEAN sua peça mais importante – um drama sobre cristianismo e paganismo, porém houve outras que obtiveram mais destaque. PILLARS OF SOCIETY, de 1877, tratava de um homem de negócios rico e hipócrita cuja conduta perigosa quase resultou na morte de seu filho. Sua obra mais famosa, CASA DE BONECAS, de 1879, é um drama social sobre casamento no qual uma mulher se recusa a obedecer ao marido e põe fim a um casamento aparentemente perfeito. A peça fez grande sucesso e foi encenada em vários países da EUROPA e da AMÉRICA. A obra literária de HENRIK IBSEN divide-se em três períodos: período romântico (1850-1853), período realista (1877-1890) e período simbolista (1892~1899). As primeiras obras de HENRIK IBSEN foram caracterizadas pelo extenso uso de simbolismos, mitos e questões religiosas, em histórias escritas mais com a finalidade de ser lidas do que representadas no palco. Já suas peças mais famosas são marcadas por uma descrição realista da vida contemporânea, um retrato psicológico profundo dos personagens e suas interações, sempre com tramas magistralmente tecidas, que criam uma atmosfera dramática de crescente tensão. Em suas peças IBSEN focaliza mais os personagens do que as situações, e cria dramas realistas de conflitos psicológicos. Seu tema central é o dever do indivíduo para consigo mesmo. Na tarefa da auto realização os personagens de IBSEN encaram as convenções antiquadas da sociedade burguesa. O individualismo anarquista de IBSEN deixou marcas profundas na geração mais jovem fora da NORUEGA, onde ele era considerado um escritor revolucionário. Em sua vida pessoal, entretanto, era visto como moralista e conservador. HENRIK IBSEN é considerado o SHAKESPEARE da era moderna, pelo realismo e pela profundidade psicológica com que retratou os problemas sociais, colocando em xeque os valores da classe média européia. O único verdadeiro sucessor de HENRIK IBSEN foi o escritor inglês GEORGE BERNARD SHAW, que possuía o mesmo intelectualismo, o mesmo estilo e a habilidade de dramatizar idéias e conceitos em peças inteligentes. Em 1889, durante um feriado em GOSSENSASS, IBSEN conheceu EMILIE BARDACH, uma jovem da alta sociedade vienense. Algum tempo depois os dois trocaram correspondência. As cartas de IBSEN para EMILIE foram publicadas logo depois de sua morte, levando especulações sobre um possível relacionamento amoroso entre eles. Em 1891 IBSEN, autor já mundialmente famoso havia alguns anos, voltou ao seu País, mas encontrou algumas adversidades. Em março de 1900 IBSEN contraiu uma gripe bastante forte. Poucas semanas depois sofreu o primeiro derrame cerebral, que deixou paralisado o lado esquerdo do seu corpo. Recuperou-se parcialmente, porém no ano seguinte teve um segundo derrame, que dessa vez lhe afetou o lado direito. Um terceiro derrame ocorreu em 1903, e IBSEN ficou com os movimentos seriamente prejudicados, o que comprometeu sua capacidade de escrever. A partir de então seu estado de saúde começou a declinar acentuadamente, até que, no dia 23 de maio de 1906, uma quarta-feira, ele faleceu, às duas e meia da tarde, em seu leito. Uma semana depois foi sepultado no cemitério VAR FREISERS, com honras de Estado.
185 a. falece NICOLAS-ANTOINE TAUNAY, pintor francês, em 20 de março de 1830. Nasceu em 1755.
182 a. nasce DANIEL DOUGLAS HOME, espiritualista escocês, em 20 de março de 1833. Falece em 1886.
177 a. nasce FERDINAND ZIRKEL, geólogo e petrólogo alemão, em 20 de março de 1838. Falece em 1912.
173 a. nasce FRANCIS BUCHANAN WHITE, botânico e entomologista escocês, em 20 de março de 1842. Falece em 1894.
170 a. nasce WILLIAM RICHARD GOWERS, neurologista britânico, em 20 de março de 1845. Falece em 1915.
160 a. falece DOMINGOS BORGES DE BARROS, escritor, diplomata e político brasileiro em 20 de março de 1855. Nasceu em 1780.
159 a. nasce FREDERICK WINSLOW TAYLOR, inventor estado-unidense, em 20 de março de 1856. Falece em 1915
154 a. um terremoto destrói quase toda a cidade Argentina de MENDOZA e causa a morte de mais de dez mil pessoas, em 20 de março de 1861.
152 a. nasce o compositor ERNESTO JÚLIO DE NAZARETH em 20 de março de 1863, no hoje chamado MORRO DO PINTO, perto da cidade nova do RIO, no centro, onde desfilam, na atualidade, as escolas de samba. Em 1905, gravou a primeira composição, BREJEIRO. A partir de 1910, passou a tocar na sala de espera do cinema carioca ODEON. Enlouqueceu, vítima da sífilis e foi internado em janeiro de 1933 num hospício de JACAREPAGUÁ. Fugiu no dia 1 º de fevereiro e morreu afogado na represa do hospício. Seu corpo foi encontrado quatro dias depois. VILLA–LOBOS disse o seguinte sobre ERNESTO NAZARETH: “É a verdadeira encarnação da alma musical brasileira; ele transmite, na sua índole admirável, espontaneamente, as emoções vivas de um determinado povo, cujo caráter apresenta tipicamente na sua música. Ainda sobre NAZARETH, MOZART DE ARAÚJO disse: “Ele foi o fixador, na pauta musical, de fórmulas melódicas, de esquemas harmônicos e células rítmicas que se tornaram representativas da musicalidade nacional”.
152 a. falece OCTÁVIO FABRÍCIO MOSSOTTI, físico, astrônomo e climatólogo italiano, em 20 de março de 1863. Nasceu em 1791.
150 a. nasce ALFREDO PUJOL, jornalista, crítico, político e orador brasileiro, em 20 de março de 1865 no município de SÃO MARCOS, RIO DE JANEIRO. Aos 21 anos, já em SÃO PAULO, matriculou-se no curso de Direito. Enquanto estudava, deu aulas e trabalhou em jornais como O ESTADO DE SÃO PAULO e DIÁRIO MERCANTIL, nas funções de revisor e noticiarista. Advogado criminalista, seguiu carreira política. Foi eleito deputado federal pelo PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA em 1892 e exerceu o cargo de Secretário do INTERIOR no governo BERNARDINO DE CAMPOS. Crítico literário foi eleito para a ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS em 14 de novembro de 1917. Falece em 20 de maio de 1930.
149 a. nasce WILLIAM GARDNER SMITH, botânico britânico, em 20 de março de 1866. Morre em 1928.
145 a. nasce PAUL EMIL VON LETTOW-VORBECK, general alemão, em 20 de março de 1870. Morre em 1930.
143 a. nasce KARIN MICHAËLIS, escritora dinamarquesa, em 20 de março de 1872. Falece em 1950.
143 a. falece FRANCISCO DE JESUS MARIA JOSÉ, sacerdote carmelita espanhol, em 20 de março de 1872.
135 a. falece JOAQUIM ANTÔNIO DA SILVA CALADO, músico e compositor brasileiro, em 20 de março de 1880. Nasceu em 1848.
127 a. nasce CIRILO BERTRÁN, religioso espanhol, santo e mártir de TURÓN, em 20 de março de 1888. Falece em 1934.
126 a. nasce ADOLF HITLER em 20 de março de 1889.
125 a. nasce BENIAMINO GIGLI, tenor italiano, em 20 de março de 1890. Falece em 1957. 
124 a. falece DOM ANTÔNIO DE MACEDO COSTA, bispo católico brasileiro, em 20 de março de 1891. Nasceu em 1830.
123 a. nasce MENOTTI DEL PICHIA, poeta, escritor e pintor brasileiro, numa casa situada na esquina da Ladeira São João com a Rua de São Bento, local onde se ergueu o prédio do BANCO DO BRASIL, no dia 20 de março de 1892. Filho de italianos de TOSCANA passou sua infância, além da escola, em travessuras e pescarias nos barrancos do riacho do Anhangabaú. Aos seis anos a família muda para ITAPIRA e seus primeiros versos são publicados em 1913. Aos 11 anos fez suas primeiras esculturas e terminando o secundário, ingressa na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Voltando à ITAPIRA, em 1912, casa-se com FRANCISCA AVELINA DA CUNHA SALLES, tendo o casal 7 filhos. Regressa à Capital em 1918, abraçando a carreira jornalística, na qual passa a desfrutar da intimidade de IBRAHIM NOBRE, MARTINS FONTES, RIBEIRO COUTO, AFFONSO SCHIMIDT e outros intelectuais, passando pela “A GAZETA” e “CORREIO PAULISTANO”. Sua meteórica carreira como poeta de primeira grandeza é a partir da SEMANA DE 22, afirmando: “Que geração fabulosa a nossa. Foi uma geração de gigantes”. Membro da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS (1929) e da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (1943), recebeu em 1968 o PRÊMIO JUCA PATO e o título de intelectual do Ano; em 1984, o PRÊMIO MOINHO SANTISTA e tornou-se o Príncipe dos Poetas Brasileiros. Sua produção é fantástica, destacando-se como poeta, romancista, novelista, contista, teatrólogo, literato, pintor e escultor. Suas poesias são eternas, como JUCA MULATO, AS MÁSCARAS, O AMOR DE DULCINÉIA, ANGÚSTIA DE D. JOÃO, etc. Dotado de invulgar sensibilidade, foi de uma grandeza excepcional e raro talento. Na política, foi deputado estadual e federal.
Na tarde tranqüila de 23 de agosto de 1988, quando familiares e amigos acompanhavam o grande poeta à sua última morada no Cemitério São Paulo, ecoavam as palavras de despedida declamadas por PAULO BOMFIM: “ENTRE TODOS OS PERSONAGENS QUE CRIOU, O MAIS FASCINANTE FOI ELE PRÓPRIO”. “A ELE NÃO PODEMOS DIZER DESCANSE EM PAZ E, SIM, PROSSIGA SEMPRE”.
Foi homenageado com uma praça na VILA MARIANA no mesmo ano de sua morte.  
118 a. falece APOLLON MAYKOV, poeta russo, em 20 de março de 1897. Nasceu em 1821.
118 a. falece o ALMIRANTE TAMANDARÉ – JOAQUIM MARQUES LISBOA – em 20 de março de 1897, no RIO DE JANEIRO. Nasceu em 13 de dezembro 1807, na cidade de RIO GRANDE. Iniciou sua carreira, como praça voluntário, na CORVETA NITERÓI, em 1823. Com apenas 16 anos galgou todos os postos, até atingir o de almirante. No Império foi agraciado, sucessivamente, com os títulos de BARÃO, CONDE e MARQUÊS DE TAMANDARÉ; foi também membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É o patrono da MARINHA DO BRASIL, a qual organizou depois de proclamada a Independência em 1822.
Participou das lutas contra o GENERAL MADEIRA, na BAHIA, em operações navais que se prolongaram até a FOZ DO RIO TEJO, perseguindo marinheiros portugueses. Bloqueou as costas da BAHIA, em TODOS OS SANTOS, nos combates como ITAPARICA e do RECÔNCAVO BAIANO  
118 a. publicava o DIÁRIO POPULAR em 20 de março de 1897: recebemos da BAHIA uma circular assinada pelo senhor SILIO BOCANERA JUNIOR na qual diz que impulsionado por sentimento patriótico, concedeu a idéia de colecionar todas as notícias e trabalhos literários, possíveis de obter, da imprensa e de homens de letras, sobre a vida e obras do grande maestro CARLOS GOMES, dados a lume até hoje – a fim de perpetuar no livro como preito de homenagem.
118 a. A Câmara Municipal de BRAGANÇA, em sessão de 15 de março de 1897, inseriu em sua ata um voto de pesar pela morte do CORONEL MOREIRA CÉSAR e seus heróicos companheiros.
Ainda publica o DIÁRIO POPULAR: Escreve-nos o nosso ilustre correspondente de FRANCA “Ontem, dia 17, esta cidade foi surpreendida com a notícia de haver o doutor MANOEL GUERRA assassinado o CORONEL AUGUSTO SIMPLICIANO BARBOSA, presidente da Câmara e do diretório do CARMO DE FRANCA. As minudências de tão lamentável acontecimento não chegaram ainda com exatidão ao nosso conhecimento.
118 a. no RIO está averiguando que o GENERAL-DE-BRIGADA ANTÔNIO GOMES PIMENTEL foi reformado pelo governo federal em vista de se haver recusado a seguir para a BAHIA, conforme ordenou-lhe o ministro da Guerra. 
116 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 20 de março de 1899: escreva a GAZETA DE NOTÍCIAS, na sua edição de sábado. “Contam-nos que se acham removidas as dificuldades que se opunham a um acordo entre as administrações das companhias MOGIANA e SOROCABANA, para, unidas, levarem o prolongamento dessas linhas até o porto de SANTOS. A abertura de mais um meio de transporte do interior do Estado ao litoral é de tanta vantagem para o desenvolvimento da riqueza pública como de interesse para as duas grandes empresas.”
Alguns correspondentes de PERNAMBUCO têm telegrafado para os jornais do RIO que o deputado federal por SÃO PAULO, senhor ADOLPHO GORDO, esteve ali em missão política dos governistas desta capital. Não é verdade, ao que nos informam, o que ali levou o doutor ADOLPHO GORDO foi a matrícula de seu filho no segundo ano da Faculdade de Direito de PERNAMBUCO.
Já se acha em mãos do senhor secretário da Justiça o relatório que, sobre o movimento policial do ano passado, foi-lhe apresentado pelo doutor ALMEIDA E SILVA, chefe de polícia. O relatório encerra ainda uma importante parte estatística da criminalidade em SÃO PAULO, sendo que só o número de prisões elevou-se a 23.917 indivíduos, ou mais 4.915 prisões sobre as registradas em 1897, o que prova o aumento crescente da criminalidade em todo o Estado.
O doutor JUVENAL MALHEIROS, juiz da 2ª Vara, condenou o Estado a pagar ao engenheiro MONTMOURENCY a quantia de onze contos, pelos ordenados na construção da ponte sobre o RIO PARDO, que em 1897 desabou.
RIO – Um importante homem político de uma república do PACÍFICO, declarou que a BOLÍVIA resistirá às exigências do BRASIL na questão do ACRE, prolongando o conflito, a fim de levantar o povo contra os brasileiros.
As forças americanas adotaram novas estratégias para combater os tagalos. AGUINALDO, fortificado em MARILAU, à frente de 25 mil homens bem armados, aguarda o ataque dos americanos. 
111 a. nasce BURRHUS FREDERIC SKINNER, psicólogo estado-unidense, em 20 de março de 1904. Falece em 1990.
104 a. nasce ALFONSO GARCÍA ROBLES, diplomata mexicano, em 20 de março de 1911, vencedor do NOBEL DA PAZ em 1982. Morre em 1991.
104 a. publicação no jornal O ESTADO em 20 de março de 1911: a borracha tornou-se ultimamente para numerosos ramos da indústria um artigo de primeira necessidade. Há, com efeito, poucos produtos que sejam presentemente tão procurados como a borracha nos mercados da EUROPA. O consumo desse artigo, depois do impulso tomado pelo automobilismo, desenvolveu-se em condições tais que a produção é considerada insuficiente.
103 a. Companhia Telefônica do Estado de São Paulo inaugura no dia 23, em seu escritório central, à Rua BENJAMIN CONSTANT, 44, o seu novo computador, recentemente instalado. Para esse ato recebemos um convite do presidente da Companhia, ANTÔNIO DE LACERDA FRANCO.
102 a. nasce ILSE LOSA, escritora portuguesa, em 20 de março de 1913. Falece em 2006.
100 a. nasce SVIATOSLAV RICHTER, pianista ucraniano, em 20 de março de 1915. Falece em 1997.
100 a. astrônomo espanhol COMAS SOLÁ descobre o asteróide número 804, ao qual dá o nome de HISPANIA, em 20 de março de 1915.
 99 a. ALBERT EINSTEIN publica sua teoria da relatividade, em 20 de março de 1916.
 99 a. nasce PIERRE MESSMER, político francês, em 20 de março de 1916.
 97 a. nasce BERND ALOIS ZIMMERMANN, compositor alemão, em 20 de março de 1918. Falece em 1970.
 95 a. nasce PAMELA HARRIMAN, diplomata britânica, em 20 de março de 1920. Falece em 1997.
 93 a. nasce NORA NEY, cantora brasileira, em 20 de março de 1922. Falece em 2003.
 89 a. nasce JOSÉ THOMAZ DA CUNHA VASCONCELLOS, ator e humorista brasileiro, em 20 de março de 1926. O ZÉ VASCONCELLOS, nasce em RIO BRANCO, no ACRE. Considerado o primeiro humorista brasileiro a fazer o gênero stand-up comedy, em que o comediante se apresenta de pé diante de uma platéia, também foi dele o primeiro programa de humor da TV no BRASIL, “A TOCA DO ZÉ”, em 1952. ZÉ VASCONCELLOS começou a carreira aos 16 anos na Rádio Clube do RIO DE JANEIRO e logo se tornou célebre por suas imitações, especialmente das vozes de outros locutores. ZÉ VASCONCELLOS era dono de um humor ácido e ligeiro, além de ter grande poder de improvisação. Autor de seu material levava as platéias dos teatros dos anos 1960 e 1970 a ter ataques de risos, que por vezes duravam minutos. Um de seus esquetes mais populares era “O Locutor de Futebol Gago”. Daí nasceu um de seus personagens mais conhecidos, o gago RUY BARBOSA SÁ SILVA. Em 1960 lançou um disco pela gravadora ODEON, “EU SOU O ESPETÁCULO”, registro do show do mesmo nome. A gravação vendeu mais de 100 mil cópias, recorde para o gênero por décadas. O sucesso do LP abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento. Após visitar a Disneylândia, nos ESTADOS UNIDOS, em 1964, criou a VASCONCELÂNDIA, parque de diversões temático. Para isso, adquiriu sozinho um terreno de um milhão de metros quadrados em GUARULHOS, na Grande São Paulo. Por mais de 10 anos investiu todos recursos que obteve em 20 anos de carreira. Fez terraplanagem no local, construiu restaurante, administração, parque de diversões e drive-in. O projeto quase o levou à falência. Abandoná-lo foi uma das grandes decepções do humorista, disse ele, na época. VASCONCELLOS prosseguiu com a carreira no cinema, teatro e televisão. Participou da “ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO”, da Rede GLOBO. Em 2009 foi lançado o DVD Documentário “ELE É O ESPETÁCULO”, do cineasta JEAN CARLO SZEPILOVSKI, homenageando a obra do humorista. Afastado da televisão devido ao Mal de ALZHEIMER, passou seus últimos anos em sua casa na cidade de ITATIBA, interior de SÃO PAULO. Morreu no dia 11 de outubro de 2011, no Hospital das Clínicas de insuficiência respiratória. Foi cremado no cemitério HORTO DA PAZ, em ITAPECERICA DA SERRA, na Grande São Paulo, no dia 12 de outubro de 2011, às 17 horas.
 87 a. falece CANHOTO, músico brasileiro, em 20 de março de 1928. Nasceu em 1887.
 86 a. falece FERDINAND FOCH, comandante francês das forças aliadas na Primeira Guerra Mundial, no dia 20 de março de 1929. Nasceu em 1851.
 85 a. nasce SÔNIA RIBEIRO, radialista, apresentadora de televisão e atriz brasileira, em 20 de março de 1930. Falece em 1987.
 84 a. falece HERMANN MÜLLER, chanceler da ALEMANHA, no dia 20 de março de 1931. Nasceu em 1876.
 84 a. nasce o Cel. Ref. CID BENEDITO MARQUES em 20 de março de 1931. Entrou para as fileiras da então FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1950. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1954. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1956; 1º Tenente – 24 de maio de 1961; Capitão – 15 de dezembro de 1964, Major – 24 de maio de 1973; Tenente-Coronel – 15 de dezembro de 1975; CORONEL- 15 de dezembro de 1980. Fez o curso de polícia militar no PANAMÁ. Tinha o Curso de Guerra na Selva, freqüentou o COSAC, formou-se em Direito. Foi meu Comandante no POLICIAMENTO DE CHOQUE, onde assumiu o Comando em 16 de fevereiro de 1981, recebendo-o do TENENTE-CORONEL LUIZ CARLOS DE PONTES FABBRI (naquela época eu era major). No dia 14 de outubro de 1981, o CORONEL CID passava o Comando do CPChq ao TENENTE-CORONEL THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO e se transferia para a reserva.
  83 a. falece ILYA IVANOVICH IVANOV, biólogo russo, em 20 de março de 1932. Nasceu em 1870.
  81 a. falece RAINHA EMA dos PAÍSES BAIXOS, em 20 de março de 1934. Nasceu em 1858.
  78 a. nasce PAULO JOSÉ, ator e diretor brasileiro, em 20 de março de 1937.
  76 a. nasce BRIAN MULRONEY, político canadense, em 20 de março de 1939.
  72 a. nasce DARLENE GLÓRIA, atriz brasileira, em 20 de março de 1943.
  70 a. falece MARIA LACERDA DE MOURA, anarquista e feminista brasileira, em 20 de março de 1945. Nasceu em 1887.
  70 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: a ilha de IWO JIMA, defendida pelos japoneses, é apoderada pelos norte-americanos em 20 de março de 1945, após um mês de combates em que mais de 20 mil soldados morreram.
  69 a. Senado de PORTO RICO aprova um projeto de lei que restabelece o espanhol como língua oficial, em 20 de março de 1946.
  68 a. morre PEDRO EMÍLIO COLL, escritor venezuelano, em 20 de março de 1947.
  65 a. nascem: WILLIAM HURT, ator norte-americano; CARL PALMER, músico inglês; MÁRCIO PAULO BUZANELLI, brasileiro; e JÓZEF ROJEK, político polonês, em 20 de março de 1950.
  63  a. Senado dos ESTADOS UNIDOS ratifica o acordo de paz com o JAPÃO em 20 de março de 1952.
  62 a. falece GRACILIANO RAMOS, escritor brasileiro, em 20 de março de 1953. Nasceu em 1892.
  60 a. nasce DENISE DUMONT, atriz brasileira, em 20 de março de 1955.
  60 a. falece MIHÁLY KÁROLYI, primeiro-ministro húngaro, em 20 de março de 1955. Nasceu em 1875.
  59 a. TUNÍSIA obtém independência da FRANÇA em 20 de março de 1956.
  58 a. Conselho Nacional Suíço concede o voto à mulher, em 20 de março de 1957.
  58 a. nascem: SPIKE LEE, ator e diretor de filmes estado-unidense, e JORGE MELÍCIO, escultor angolano, em 20 de março de 1957.
  57 a. nasce ÉDSON FRANCISCO CELULARI, em BAURU, no dia 20 de março de 1958. O ator começou cedo a traçar seus planos. Com 15 anos, já fazia teatro escondido dos pais. Com 17 anos, deixou sua cidade natal para cursar artes dramáticas na Universidade de SÃO PAULO, na capital. O jovem ator preferia se concentrar a se render às badalações da faculdade. Diz ele: “Com alguns colegas, encenei textos importantes, como “RASGA CORAÇÃO” e “RODA VIVA”, conta. A dedicação valeu a pena. Após alguns pequenos papéis vividos no teatro, aos 20 anos, CELULARI estreou na televisão na novela “SALÁRIO MÍNIMO”, exibida pela extinta TV TUPI. Em 1980, estava na GLOBO, com “MARINA”. A estréia no cinema foi em 1981, no filme “ASA BRANCA, UM SONHO BRASILEIRO”. Em 1987, interpretou GUEL, em “SASSARICANDO”. Nessa novela conheceu CLÁUDIA RAIA, que era TANCINHA, sua irmã na ficção. Na GLOBO, a estréia foi na trama de “QUE REI SOU EU?” (1989). Na pele de JEAN PIERRE, viveu seu primeiro par romântico com GIULIA GAM, que era ALINE. Em 1992, interpretou RICARDO, formando par romântico com CLÁUDIA RAIA, que encarnou MARIA ESCANDALOSA em “DEUS NOS ACUDA” (1992). Repetiu a parceria com GIULIA GAM em “FERA FERIDA” (1993). Ele era o misterioso alquimista RAIMUNDO FLAMEL e GIULIA GAM fazia o papel de LINDA INÊS. Em 1998, viveu VADINHO na minissérie “DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS”. GIULIA GAM era FLOR e, MARCO NANINI interpretou TEODORO. Em 1994, fez o papel de “CICCILO”, MATARAZZO na minissérie assinada por MARIA ADELAIDE AMARAL e ALCIDES NOGUEIRA “UM SÓ CORAÇÃO”. Ficou conhecido como o tio GLAUCO em “AMÉRICA” (2005); viveu SÍLVIO, militar que fez par romântico com OLÍVIA (ANA PAULA ARÓSIO), no início de “PÁGINAS DA VIDA” (2006). Os dois se separaram e ele engatou romance com TÔNIA WERNECK (SÔNIA BRAGA). Na novela SÍLVIO acabou ficando ao lado de MÁRCIA (HELENA RANALDI), irmã de OLÍVIA. Em 2008, interpreta o protagonista GUILHERME, na novela “BELEZA PURA”. Na trama, o mocinho faz par romântico com JOANA, interpretada por REGIANE ALVES. Casado com a atriz CLÁUDIA RAIA, com quem tem dois filhos, ENZO e SOPHIA, CELULARI arranca suspiros das fãs e concilia atividades na televisão e no teatro. Em 2008 interpreta o GUILHERME de “BELEZA PURA”, novela da GLOBO.
  57 a. falece AFONSO D´ESCRAGNOLLE TAUNAY, biógrafo, historiador e escritor brasileiro, em 20 de março de 1958. Nasceu em 1892.  
  56 a. nasce STING, wrestler profissional estado-unidense, em 20 de março de 1959.
  53 a. falece CHARLES WRIGHT MILLS, sociólogo norte-americano, em 20 de março de 1962. Nasceu em 1916.
  52 a. nasce YELENA ROMANOVA, atleta russa, corredora de meia-distância, em 20 de março de 1963. Morre em 2007.
  51  a. falece BRENDAN BEHAN, escritor irlandês, em 20 de março de 1964.
  51 a. nasce NATACHA ATLAS, cantora belga, em 20 de março de 1964.
  51 a. ESRO (EUROPEAN SPACE RESEARCH ORGANIZATION, precursora da Agência Nacional Européia, é criada em decorrência de um acordo firmado em 11 de junho de 1962, em 20 de março de 1964.
  51 a. das anotações feitas em 20 de março de 1964 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 9º - DIA 255º - 5 anos e 289 dias na FORÇA PÚBLICA – 196 dias ASPIRANTE – 183 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Quando se chega nesta manhã no BG tem-se a impressão de que o pátio é uma praça de guerra. Todos os dias temos noventa soldados de Prontidão, com 9 graduados, comandados por um capitão. 3 tenentes ou aspirantes entram na Prontidão, havendo ainda o Oficial de Dia.
Nesta manhã, responderei pela Companhia de Comando e Ajudância, pela quarta vez, pois o CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO encontra-se escalado para entrar de serviço nesta data como Comandante da Prontidão. Hoje faço os ofícios de apresentação de três colegas meus: AMÉRICO VICTOR SALVATO, transferido para o 2º BP; JOSÉ CARLOS BORINI SOARES, que vai para o 8º BP, CAMPINAS e ANTONIO CARLOS MENDES, transferido para o 11º BP. Da turma apenas terei o ASPIRANTE GIRALDI. Os aspirantes de 1963 estão se espalhando bastante.
No BATALHÃO DE GUARDAS temos o tradicional almoço dos novos aspirantes. Com esta refeição os sete aspirantes recém-chegados à Unidade entrelaçam-se com os antigos. O 2º TENENTE WÁLTER CRISCIBENE dá as boas vindas aos novos integrantes do BG e o ASPIRANTE UBIRATAN GUIMARÃES fala por seus companheiros.
Permaneço no batalhão até tarde, embarcando para meu lar no trem das 17:05 horas. Pouca coisa faço em casa. À noite assisto os programas normais de televisão, salientando o CLUBE DOS ARTISTAS.
  50 a. do relato de acontecimentos em 20 de março de 1965 (sábado). ANO 15º - MÊS 9º- DIA 254º - 6 anos e 289 dias na FORÇA PÚBLICA - 301 dias como 2º TENENTE - 548 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesta manhã faço uma viagem a POÁ, pois desde 7 de março (quando houve as eleições para prefeito naquele município) não vou à cidade que nasci. Resolvo fazer esta viagem de ônibus, contrariando a maneira como sempre vou a POÁ. Isto acontece quase às 11 horas, pois o ônibus demorou muito a chegar. Durante a demorada viagem de 80 minutos leio um jornal, quase todo ele dedicado às eleições de amanhã, para prefeito de SÃO PAULO. Temos nada menos do que oito candidatos que concorrerão ao pleito: JANUÁRIO MANTELLI NETO, FRANCO MONTORO, PEDRO GERALDO COSTA, FARIA LIMA, AURO MOURA ANDRADE, LINO DE MATOS, LAUDO NATEL, PAULO EGYDIO. Para vice-prefeito temos LEÔNCIO FERRAZ JUNIOR, JOSÉ FERREIRA ALVES CYRILLO, DAVID JOSÉ LERER, RENATO FERRARI, MARIO OSASSA, MANOEL FIGUEIREO FERRAZ e MÁRIO TELLES.
Chego em POÁ depois das 12 horas. Encaminho logo à casa de meus pais. Ali os visita o meu tio GERALDO FONSECA. Almoço com eles e durante a tarde permaneço em conversa com os mesmos. Em POÁ, o novo Prefeito é aquele que já se esperava - JOSÉ LOURENÇO MARQUES DA SILVA.
Ouço o primeiro tempo da partida entre SÃO PAULO e FLUMINENSE pelo TORNEIO RIO-SÃO PAULO. Nesse jogo o time paulista se apresenta bem, contrariamente das outras oportunidades (é um dos últimos colocados do certame). Logo nos primeiros minutos marca o SÃO PAULO, inaugurando o marcador e, conforme ia transcorrendo o tempo, o tricolor bandeirante vai aumentando o placar, encerrando-se o primeiro tempo com a boa contagem de 3 a 0. Na etapa final o SÃO PAULO resguardou-se na defesa e garantiu essa mesma contagem até o encerramento da partida.
Quando passavam das 18 horas, despeço-me de meus pais e rumo até a Delegacia local. Converso com as praças de serviço: SOLDADOS TRINDADE, FLORISBELO e outros e, também com o CABO WÁLTER PRADO. Mais tarde passo pelo CINE COLONIAL, com o SOLDADO EXPEDITO que, apesar de toda a conversa que tive no dia 7 de corrente com o CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO, ainda não foi fazer o curso de motorista no Serviço de Transportes e Manutenção.
Deixo POÁ às 20:27 horas. Chego um tanto cedo em meu lar. Assisto na televisão o vídeo-tape do jogo FLAMENGO 4 x CORINTHIANS 2, pelo RIO-SÃO PAULO.   
  48 a. nasce MARCELINO FREIRE, escritor brasileiro, em 20 de março de 1967.
  47 a. nasce PAUL MERSON, futebolista inglês, em 20 de março de 1968.
  47 falece CARL THEODOR DREYER, cineasta dinamarquês (nasceu em 1889) em 20 de março de 1968.
  46 a. da ECT (EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS), empresa pública que substitui o DEPARTAMENTO DE CORREIOS E TELÉGRAFOS (DCT), fundada em 20 de março de 1969.
  45 a. nasce TANDE, jogador de voleibol brasileiro, em 20 de março de 1970.
  44 a. nasce o cantor WELLINGTON CAMARGO em 20 de março de 1971.
  43 a. nasce ALEXANDER KAPRANOS, músico britânico (FRANZ FERDINAND) em 20 de março de 1972.
  43 a. JORNAL DA TARDE, edição de 20 de março de 1972, trazia uma entrevista exclusiva com o prefeito de SÃO PAULO, FIGUEIREDO FERRAZ que, em análise do primeiro ano de gestão na Prefeitura, havia afirmado que seu maior desafio seria o saneamento básico na capital. Além disso, a edição mostrava que a partida entre SÃO PAULO e CORINTHIANS, pelo Campeonato Paulista, havia terminado sem gols.
  40 a. nasce LEANDRO LEITE LEOCÁDIO, poeta, contista, ilustrador e cartunista brasileiro, em 20 de março de 1975.
  37 a. nasce ÉMERSON BATAGINI, compositor brasileiro, em 20 de março de 1978.
  36 a. das anotações em 20 de março de 1979: CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO encontra-se no ABC. MAJOR PM JOÃO VARGAS FILHO também vai para essa região por volta das 10 horas. Fico no CPChq com toda a papelada da administração.
RILDO, do CLUBE DO LIVRO, traz-me o último exemplar – O LOBO DO MAR – de JACK LONDON.
Assembléia monstro no Estádio COSTA E SILVA, na VILA EUCLIDES, em SÃO BERNARDO. Reunião dos Sindicatos.
CAPITÃO ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA assume o Sub-Comando do 3º BPChq. Apresentou-se ontem.
CORONEL PM RIGONATTO e MAJOR PM BRIZOLA vão ao QCG. O MAJOR PM BRIZOLA sairá do 3º BPChq e irá para o DETRAN, como assessor do Delegado Diretor.
O nome do TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ é cogitado para o Comando do 3º BPChq.
18 horas: o choque é liberado pelo CORONEL PM RIGONATTO, Amanhã, às 4 horas, ele e o MAJOR PM VARGAS novamente partirão para o ABC.
Assisto na TV o enterro de FREGOLENTE.
Os ministros falam sobre a linha de ação do Presidente FIGUEIREDO. O Ministro do Trabalho, MURILO MACEDO, pronuncia-se sobre a greve dos metalúrgicos, que alcança do seu oitavo dia.
Vice-presidente dos EUA, WÁLTER MODALE, chega amanhã ao BRASIL. 
  30 a. da segunda operação sofrida por TANCREDO NEVES, no dia 20 de março de 1985.
  30 a. de um MOTIM na CASA DE DETENÇÃO DE SÃO PAULO, em 20 de março de 1985.
  30 a. presidente argentino, RAÚL ALFONSÍN, nega seu apoio à política de força do presidente REAGAN sobre a AMÉRICA CENTRAL em sua intervenção no Congresso dos ESTADOS UNIDOS, em 20 de março de 1985.
  28 a. da assunção do CORONEL PM ADOLFO SEGURA DE CASTRO como COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR E.S.P. Nomeado por decreto de 15 de março de 1987, publicado no Diário Oficial de 17 de março, ele substituiu o CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO no dia 20 de março de 1987. Foi exonerado por Decreto de 23 de junho de 1987, sendo substituído pelo CORONEL PM WILSON CORREA LEITE. A cerimônia de passagem de Comando Geral da Polícia Militar realizou-se na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR. THESEO assumiria a Chefia da Casa Militar. A solenidade teve início com a continência da tropa ao governador ORESTES QUÉRCIA, que convidado pelo TENENTE-CORONEL PM AMAURI DE ARAÚJO, passou em revista a tropa. O secretário da Segurança Pública era LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO. 
  28 a. nasce o jogador JOÃO ALVES DE ASSIS SILVA em SÃO PAULO, no dia 20 de março de 1987. “JÔ”, como é conhecido, joga pelo CORINTHIANS.
  28 a. FOOD AND DRUG ADMINISTRATION aprova a droga AZT no combate a AIDS, em 20 de março de 1987. No mesmo ano, a Organização Mundial de Saúde lança uma estratégia global contra a doença. CELSO F. H. GRANATO, médico assessor para infectologia do GRUPO FLEURY lembra “O medicamento mudou a expectativa de vida dos pacientes, pois só usávamos drogas paliativas, que nunca se mostraram capazes de mudar o destino do paciente.” Outras anotações nesta data: nesta sexta-feira a Academia de Polícia Militar do Barro Branco engalana-se para a Solenidade de transmissão do cargo de Comandante Geral da nossa Corporação. CORONEL PM THESEO, já empossado como Chefe da Casa Militar, entrega o Comando ao CORONEL PM ADOLPHO SEGURA DE CASTRO.
Quando chego na APMBB, local onde passei cinco longos anos de minha mocidade, encontro alguns colegas de turma: TENENTES-CORONÉIS PM UBIRAJARA, ALUÍZIO, AMÉRICO, DALMIRO. Cumprimento o meu ex-comandante CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA que, dentre mais alguns dias será o Comandante do Policiamento Metropolitano. Atualmente o CORONEL PM FABBRI está, interinamente, nesse cargo. O CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN passou para a reserva no dia 18 de março.
Muitos oficiais da ativa e da reserva estão presentes. Realmente esta solenidade recebe um número grande de pessoas no NINHO DAS ÁGUIAS.
O governador ORESTES QUÉRCIA preside a solenidade. O atual Secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FLEURY FILHO, também é figura marcante. O CORONEL PM CORREIA LEITE é muito cumprimentado como o novo Chefe do Estado Maior e Sub Cmt da PMESP.
O TENENTE-CORONEL PM AMAURI DE ARAUJO é o Comandante do dispositivo formado.
Na tarde, desdobro-me no expediente. O TENENTE PM GIANNONI foi à Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde conversou com MONSENHOR PHEENEY. Na quinta-feira, dia 26, terei uma reunião com representantes da FEB, do BATALHÃO SUEZ e de veteranos de 1932 no quartel. Entro de serviço nesta data. Rondo o CANIL, COE, 3º BPChq e 1º BPChq.
São Paulo pára nesta noite. Muita gente está interessada no último capítulo de RODA DE FOGO. RENATO VILLAR arma um ardil para MÁRIO LIBERATO, que é acusado de sua morte. MÁRIO é assassinado por ANSELMO e RENATO VILLAR morre numa ilha não identificada do CARIBE, nos braços de LÚCIA.  
  27 a. falece GIL EVANS, pianista de jazz canadense, em 20 de março de 1988.
  26 a. falece a atriz brasileira DINA SFAT, em 20 de março de 1989. DINA foi uma bela mulher. Posou nua para a Playboy em 1980, quando tinha 42 anos, e no ano seguinte foi eleita a musa do verão carioca. Só que, nela, a beleza era a exteriorização da inteligência. Filha de judeus poloneses, DINA KUTNER DE SOUZA nasceu em SÃO PAULO, em 1938. O nome artístico – SFAT- foi uma homenagem à mãe, lembrando a cidade onde ela nasceu. A jovem DINA começou no teatro, integrando grupos amadores que montavam BERTOLT BRECHT em SÃO PAULO (OS FUZIS DA SENHORA CARRAR e AQUELE QUE DIZ SIM, AQUELE QUE DIZ NÃO). Passou ao ARENA, onde participou de montagens de AUGUSTO BOAL que se tornaram históricas pela resistência à ditadura militar instalada no País – ARENA CONTA ZUMBI e ARENA CONTA TIRADENTES, em 1966 e 1967. No cinema, o papel mais famoso talvez tenha sido o da guerrilheira CY em MACUNAÍMA, que JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE adaptou de MÁRIO DE ANDRADE (e virou manifesto antropofágico de um cinema tropicalista). DINA fez muita TV. Numa época em que artistas de esquerda encaravam o veículo com desconfiança, por causa do controle que sobre ele exerciam a censura e o capital ligado ao movimento militar, ela virou a atriz preferida de JANETE CLAIR em suas novelas. A bela mulher e atriz talentosa provocou polêmica ao apoiar o aborto e fez sensação ao participar, na TV, de uma entrevista com o general DILERMANDO GOMES MONTEIRO, no CANAL LIVRE da TV BANDEIRANTES. DINA, encarando o militar, disse que tinha medo dele. A cena passou e o BRASIL inteiro se identificou com DINA, que virou uma verdadeira heroína. Não admira que, logo em seguida, tenha aderido à campanha por DIRETAS JÁ, participando ativamente do movimento pela redemocratização.  DINA pertence à extirpe de CACILDA BECKER e GLAUCE ROCHA. Entre os filmes, contam-se clássicos do cinema brasileiro. Além dos de KHOURI e JOAQUIM PEDRO, DINA participou de OS DEUSES E OS MORTOS, de RUY GUERRA; DAS TRIPAS CORAÇÃO, de ANA CAROLINA; e de EROS, O DEUS DO AMOR, de novo sob a direção de KHOURI. Foi casada com o ator e diretor PAULO JOSÉ, com quem teve três filhas – CLARA, BEL e ANA KUTNER. Separaram-se em 1981, mas ele sempre admirou DINA.
  26 a. falece MARCOS, no dia 20 de março de 1989. Parente do Cel. WILSON CORREA LEITE, era proprietário  da ESCOLA PEQUENO MUNDO.
  25 a. da morte de ADRIANA CARINGI, refém de um assalto no bairro da POMPÉIA, atingida pelo franco atirador CABO FURLAN, do 1o. BPChq, no dia 20 de março de 1990.
  25 a. transf. reserva: - CORONEL PM CARLOS FUGA, no dia 20 de março de 1990.
  25 a. falece o goleiro soviético LEV YASHIN, o "ARANHA NEGRA", em 20 de março de 1990. Nasceu em 1929.
  25 a. da morte do barão NATHANIEL VICTOR ROTHSCHILD, em 20 de março de 1990.
  25 a. NAMÍBIA se converte em Estado soberano após 75 anos de colonização da ÁFRICA DO SUL, em 20 de março de 1990.
  24 a. da posse dos Diretores do Comandante Geral ASSUMPÇÃO, no dia 20 de março de 1991:-
           DAMCO:- Cel. JOAQUIM DE OLIVEIRA JÚNIOR;
           D FIN:-   Cel. ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES;
           D  P :- Cel. WAGNER BRUSAROSCO    e,
           D A L :- Cel. FÁBIO DA CUNHA CALDEIRA.
  24 a. da assunção do Comando do Policiamento do Interior pelo Coronel PM OSMAR VILELA SANTOS SOBRINHO, em 20 de março de 1991.
  23 a. da morte de LINA BO BARDI, em 20 de março de 1992. Nasceu em 5 de dezembro de 1914.
  22 a. falece POLYKARP KUSCH, físico alemão, vencedor do NOBEL DE FÍSICA (1955), no dia 20 de março de 1993. Nasceu em 1911.
  22 a. Presidente BÓRIS YELTSIN dissolve o Parlamento russo e assume poderes especiais, em 20 de março de 1993, medidas declaradas inconstitucionais três dias depois.
  21 a. da realização de um jogo de futebol entre o time de SARAJEVO e a seleção das tropas de paz da ONU, em 20 de março de 1994. Conseguiu reunir, no estádio de KOSOVO, um público de vinte mil espectadores; de longe a maior concentração popular na Capital desde o início do conflito. Incentivada pela torcida, a equipe local que integrava a primeira divisão da antiga IUGOSLÁVIA arrasou a ONU por 4 a 0, mas a grande vitória foi da PAZ.  
  21 a. falece LEWIS GRIZZARD, jornalista, escritor e comediante estado-unidense, em 20 de março de 1994. Nasceu em 1946.
  20 a. do atentado terrorista em dezesseis estações do METRÔ de TÓQUIO com um gás letal, em 20 de março de 1995. Mata 12 pessoas e fere 1.300.
  20 a. 52 países da Organização para a Segurança e a Cooperação na EUROPA (OSCE) aprovam em PARIS o PACTO DE ESTABILIDADE, em 20 de março de 1995.
  20 a. falece AMADEU GONZALES FERREIROS, bispo católico, em 20 de março de 1995. Nasceu em 1911.
  19 a. da OPERAÇÃO "YELLOW SERRANO", em 20 de março de 1996.
  18 a. das seguintes anotações em 20 de março de 1997: nesta quinta-feira pego uma “carona” no carro do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR quando ele vai para o serviço. Irei passar pelo Centro Odontológico. Saímos de casa antes das 6 horas. No Centro Odontológico temos um encontro com o velho dentista do 2º BPChq, hoje CAPITÃO PM Den CORREIA. Em 16 de março de 1988 ele me retirava uma ponte fixa feita pelo doutor TORLONI em outubro de 1983. O CORREIA trabalhou no 2º BPChq nos anos de 1987 e 1988. Ele relembra o meu comando nessa Unidade. Depois foi servir no TRÂNSITO e, mais recentemente, no CPA/M-2. Desde o ano de 1988 nós não nos encontramos. A 1ª TENENTE PM Dent CELINA TOBIAS DE AGUIAR, tetraneta do fundador da PMESP, tira o molde para uma nova ponte móvel. Converso com o Subchefe do C Odont, MAJOR PM Dent JAUPERY LOPES DA SILVA. Ali também encontramos o 1º TENENTE PM Dent VICTOR LOURENÇO FRUGIS, que trabalhou comigo no CPA/M-1.
Passo pelo CAES. O CAPITÃO PM MERLO já assinou a proposta de inscrição para ser sócio do MMDC.
No Museu Militar converso com o CORONEL PM Res GERALDO DE MENEZES GOMES. Está em plena campanha para a Presidência do CLUBE DOS OFICIAIS. Ele deverá opinar quando da conveniência da passagem do Museu da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o MUSEU MILITAR.
No CSPM/AM, onde trabalha o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR, converso com o CORONEL PM Res TADASHI KOMATA e com o Sub Cmt da AM, o MAJOR PM AMAURI SINTONI DIAS. Recentemente saiu do CSM/AM o TENENTE-CORONEL PM ALCÂNTARA. O novo comandante é o TENENTE-CORONEL PM FLAMARION RUIZ. Eles foram remanejados pela Resolução de 10 de março do Secretário da Segurança Pública. O TENENTE-CORONEL PM ALCÂNTARA foi comandar o 11º BPMM.
Passo pela agência do BANESPA. Ali encontro o meu companheiro de bancos escolares da ACADEMIA DO BARRO BRANCO, CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. Antes passei pelo CPI onde encontrei a CORONEL P Fem HILDA MAGRO e o TENENTE-CORONEL PM JOSIAS SAMPAIO LOPES.
Com o CORONEL PM Res MENDES viajo no metrô e vou com ele até a Rua TABATINGUERA. Relembra sua promoção a 10 de março de 1988 e as “brigas” com os comandantes gerais CORONEL PM THESEO e CORONEL PM CORREIA LEITE. O MENDES poderá vir a ser sócio do MMDC. Marca uma visita à Sociedade na semana que vem. Não encontro o CORONEL CANAVÓ no MMDC, nesta tarde. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA está comemorando o aniversário de um genro. Consigo passar para o livro de Atas da Diretoria Executiva o que discutimos na reunião de 20 de fevereiro.
Tenho um trabalho danado para arrumar mil reais para a LUCINDA na COP. Pagarei essa quantia em 5 parcelas.
O Prefeito CELSO PITTA, quando era secretário de Finanças do então prefeito PAULO MALUF, autorizou pelo menos um negócio de alto risco com o BANCO VETOR envolvendo títulos públicos do Município, em dezembro de 1995. O total desses títulos era de 70 milhões de reais.
O goleiro RONALDO jogou muito no tempo normal, contou com a sorte nas cobranças de pênaltis e garantiu a classificação do CORINTHIANS à segunda fase da COPA DO BRASIL. O TIMÃO apanhou do JUVENTUDE por     2 a 0 e, como havia vencido pelo mesmo placar na partida do MORUMBI, a decisão da vaga foi para os pênaltis. Venceu por 5 a 3. Agora o CORINTHIANS enfrentará o ATLÉTICO MINEIRO.
Com dois gols do matador PAULINHO McLAREN e um do lateral-esquerdo AUGUSTO, a PORTUGUESA derrotou o AMÉRICA, de NATAL, por 3 a 0, nesta noite, no CANINDÉ. Passa para a segunda fase da COPA DO BRASIL, onde irá encarar o vencedor de GRÊMIO e FORTALEZA.
O delegado MAURÍCIO GUIMARÃES foi baleado durante tentativa de assalto em PERDIZES. Mesmo ferido, ele acertou um dos ladrões, CARLOS JOSÉ DA SILVA, localizado horas depois no PS IGUATEMI.
CUBA concorda em dar asilo político aos líderes do Movimento Revolucionário TUPAC AMARU. O Comando Revolucionário, que ocupa a residência do embaixador do JAPÃO, em LIMA, desde 17 de dezembro de 1996, exige a libertação de 440 companheiros presos.
Campeonato Paulista: SANTOS 0 x UNIÃO SÃO JOÃO 0.
  17 a. falece a escritora YONE QUARTIM DE MORAES, veterana do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, no dia 20 de março de 1998.
  17 a. da posse do ALMIRANTE AIRTON RONALDO LONGO no 6o.DISTRITO NAVAL, em 20 de março de 1998. Saia o almirante ANNARUMA. Outras anotações nesta data: quando passo de ônibus pelo futuro SHOPPING CENTER INTERNACIONAL DE GUARULHOS observo eu começa a ser erguido o primeiro andar do prédio, que está sendo construído no terreno que dá frente para a VIA DUTRA. Passo pelo Tribunal de Justiça na PRAÇA DA SÉ. Encontro com o CORONEL PM LEMES, assistente militar do Presidente do TJ. Ele está acompanhando o presidente numa solenidade que acontecerá no 6º DISTRITO NAVAL. O Almirante está deixando o cargo (ALMIRANTE ANNARUMA), passando o Comando para o VICE-ALMIRANTE AIRTON RONALDO LONGO. Marco o horário das 15 horas para falar com o LEMES a respeito da reunião de 14 de abril.
NA COPMIL, da SILVEIRA MARTINS, converso com o TENENTE-CORONEL PM Ref MOACYR, CAPITÃO PM NEWTON DE PAULA CAMPOS e CAPITÃO PM CARDOSO. Haverá eleição para a nova diretoria em 30 de março. O CAPITÃO FABRÍZIO, nosso velho conhecido, convida-me para o seu aniversário no próximo domingo (dia 22). MARIO MARGARIDO e ALZENIR vão participar de uma reunião nas LOJAS AMERICANAS e ali usarão meus apontamentos sobre segurança. Durante uma hora eu estudo o plano do ABUD, comparando-o com o A20420113. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o CORONEL CANAVÓ não se “manca” que está sendo inconveniente há muito tempo. Fez o MMDC o seu posto de comando para suas idéias malucas acerca da soberania nacional. Não quer ser submetido a uma eleição em 14 de abril alegando que está ao abrigo dos estatutos, ou seja, eleito para um triênio. Com isso, fico entre a cruz e a espada. Os conselheiros querem vê-lo fora do MMDC e ele não quer entregar o posto. Sobre esse assunto liga-me o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Depois vou ao Tribunal de Justiça. Conversando com o TENENTE-CORONEL PM SPERA “espero” o CORONEL PM LEMES, que está recepcionando o Deputado Federal ARNALDO FARIA DE SÁ. Não consigo falar com o CORONEL PM LEMES.
No MMDC visita-nos o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES. Ele acompanha de perto os acontecimentos na Sociedade. Fala sobre um conjunto musical de GUARULHOS, o MMDC. Saiu uma reportagem na REVISTA ÊXITO. Apenas há uma conotação errada sobre a Revolução de 32 e esse conjunto. O MENDES vai procurar falar com os responsáveis pela revista. Deixo o MMDC às 16 horas. Embarco no EXPRESSO COCAIA na Estação ARMÊNIA.
Em casa, assisto na TV cenas do pavoroso desastre num acidente entre um ônibus da VIAÇÃO COMETA e um caminhão MERCEDES BENZ, no quilômetro 306,5 da Rodovia RÉGIS BITTENCOURT (BR 116), altura de SÃO LOURENÇO DA SERRA, região de JUQUITIBA, a 70 km da capital. O acidente ocorreu às 15:30 horas resultando em nove vítimas fatais e 20 feridas. O Hospital de JUQUITIBA não tem capacidade para atender feridos na estrada, com falta de álcool, lençóis descartáveis, gaze e outros materiais indispensáveis como filmes de raio X, fios de sutura, luvas, soros fisiológico, tubos intravenosos, etc, etc.
O goleiro RONALDO, um dos nomes mais queridos do CORINTHIANS, onde ficou 9 anos, apresentou-se hoje à tarde nas LARANJEIRAS. Vai jogar agora pelo FLUMINENSE.
Faleceu a escritora YONE QUARTIM DE MORAES, participante da Revolução de 32. No último 9 de julho ela foi agraciada com uma das medalhas do MMDC. Escreveu o livro “O MACKENZIE NA REVOLUÇÃO DE 32”. O enterro realizou-se hoje no Cemitério do MORUMBI.
O fogo que avassala RORAIMA já destruiu 25% das matas nativas daquele Estado. O Exército comanda as operações. Cerca de 3% do território de RORAIMA já foi afetado pelo incêndio, que avança cerca de quatro quilômetros por dia.
O Ministro das Comunicações, SÉRGIO MOTTA, pele afastamento do cargo para tratamento da saúde. Vai realizar exames médicos nos ESTADOS UNIDOS. O Ministro da Saúde, CARLOS ALBUQUERQUE, entregou nesta noite a sua carta de demissão ao presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Deve substituí-lo JOSÉ SERRA. 
  16 a. das anotações feitas em 20 de março de 1999 (sábado). Recebo, pela manhã, um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Diz ele ter conhecimento de uma lista de “oito conselheiros” novos na Sociedade, preparada pelo CORONEL CANAVÓ, a fim de se candidatar à reeleição para Presidente do MMDC. Faço-lhe ver que isso é algo sem pé nem cabeça porque esses oito pretendidos pelo CORONEL CANAVÓ ainda não assinaram a proposta de sócio da Sociedade e, se isto acontecer, o Conselho Supremo precisará homologar esses nomes. Acontece que a próxima reunião do CONSELHO SUPREMO deverá ser na segunda quinzena de abril já para a eleição do novo presidente. O senhor MARCONDES fica mais sossegado. Na biblioteca, leio muito. Durante esse sábado irei relembrar os dias 22 a 31 de março de 1993 a 1998. Na tarde, pelo Campeonato Paulista, no CANINDÉ, o SANTOS vence por 2 a 1 a PORTUGUESA. O técnico ÉMERSON LEÃO leva a melhor sobre JORGE LOBO ZAGALLO.
Seqüestrada com o namorado por ladrões, em JUNDIAÍ, a universitária ELAINE SENZIANI TAFARELLO, de 19 anos, foi levada para FRANCO DA ROCHA, e executada com um tiro na nuca. Os quatro assaltantes fugiram com o carro.
Os jornais da RECORD e da GLOBO anunciam que a família de WELLINGTON DE CAMARGO, seqüestrado há 94 dias, pagou o resgate de 300 mil dólares neste sábado. É aguardada para as próximas horas a libertação do irmão de ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO. Os detalhes do pagamento estão numa reportagem do JORNAL DA TARDE, apensa a este diário.
Ontem, pela manhã, na feira livre de VLADIKAVKAZ, capital regional da OSSÉTIA DO NORTE, na RÚSSIA, explodiu uma bomba matando mais de sessenta pessoas, com cerca de uma centena de feridos. Corpos e pedaços de membros; sobreviventes buscando parentes nos escombros; aposentados e trabalhadores humildes eram a maioria das vítimas.
O fazendeiro JOSÉ RODRIGUES DANTAS e sua mulher, MATILDE TEREZA TOSCANO DE SOUZA, morreram quando tiveram o carro metralhado por pistoleiros numa rodovia de ALAGOAS, ontem. JOSÉ RODRIGUES era pai de CLÁUDIA DANTAS, que foi namorada do famigerado PC.  
  15 a. do PLANO   1543 202/ 82  184/2, em 20 de março de 2000.

ACONTECEU EM 20 DE MARÇO DE 2001:-    TERÇA-FEIRA
Consigo resolver, em parte, o caso da Declaração de Rendimentos – ano base 2000. Levo os comprovantes para um escritório de advocacia no 5º andar do EDIFÍCIO ITÁLIA. Entrego-os ao doutor SÉRGIO. Quem irá fazer o trabalho será o contador LUIZ.
Às 11 horas, presido uma reunião no MMDS. Enquanto isso, no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA, a TV BOOK entrevista o senhor GERALDO FARIA MARCONDES, senhor THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO e senhor SILVEIRA PEIXOTO. Os ex-combatentes contam a história de 1932.
Na tarde, a partir das 14 horas, cai uma tempestade no centro da cidade. Na zona leste, acontece uma tragédia: um muro de três metros de altura cai sobre uma mulher e a filha de cinco anos. Esta, veio a falecer. A mãe, CRISTINA DA SILVA ALVES, está internada no Hospital PLANALTO, em ITAQUERA.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES acha-se cansado e desgostoso com o estado precário do Monumento Mausoléu. Telefona para a Sociedade algumas vezes. Por volta das 20 horas, durante sessenta minutos, o senhor MARCONDES expõe, mais uma vez, toda a problemática do Monumento Mausoléu, cada vez em pior situação. O governo não tem a sensibilidade necessária no sentido de conservar esse patrimônio histórico de SÃO PAULO. O presidente está inconsolável e quer achar uma saída quando à restauração do mesmo
O atual Comandante do CPA/M-7, CORONEL PM MÁXIMO, telefona-me. Quer divulgar o MMDC em sua área de ação. Ele estava comandando o CPI-1 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. No mês passado foi transferido para GUARULHOS.
Fica difícil deixar o MMDC depois das 16 horas, por causa da chuva. Fica prejudicado o meu retorno para GUARULHOS. 

FALECEU O 1o.TENENTE REFORMADO PEDRO RODRIGUES, o PIRAJU, vítima de falência múltipla dos órgãos, aos 73 anos de idade (completaria 74 anos em 7 de maio).Nasceu em 7 de maio de 1927.O conhecido PIRAJU exerceu vários cargos na Associação dos Oficiais da Reserva. No Conselho Fiscal, assumiu a Vice-Presidência na gestão anterior e na atual era Conselheiro. Participou ativamente dos trabalhos dos companheiros que atuam no CONGRESSO NACIONAL na defesa dos interesses da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

A P-36 DA PETROBRÁS, a maior plataforma do mundo, desapareceu nas águas da BACIA DE CAMPOS, às 11,30 horas, seis dias depois das três explosões a bordo que deixaram dez petroleiros mortos e um gravemente ferido. Com ela, foram para o fundo do mar, a 1.350 metros, os corpos de nove das vítimas. A agonia final foi assistida de longe por 60 homens da equipe de resgate, muitos deles em lágrimas.

SEM COMPREENDER TOTALMENTE O QUE ACONTECIA À SUA VOLTA, mas aparentando estar bem fisicamente, o cantor e compositor HERBERT VIANNA recebeu alta do HOSPITAL COPA D'OR, depois de 44 dias de internação. O músico deixou o hospital por volta das 10,30 horas, sentado em uma maca reclinada, e chegou a falar algumas palavras com o pai, o brigadeiro HERMANO VIANNA. HERBERT fará fisioterapia diariamente em casa e terá o acompanhamento de uma equipe de enfermagem durante 24 horas por dia. Reconheceu parentes e amigos e já chama os três filhos pelo nome. HERBERT também citou sua mulher LUCY em conversas, mas ainda não sabe que ela morreu.

MINUTOS ANTES DE ENTRAR AO VIVO EM SEU PROGRAMA SEM LIMITE PARA SONHAR, FÁBIO JÚNIOR teve queda de pressão e desmaiou no camarim da RECORD. O cantor e apresentador foi levado ao HOSPITAL ALBERT EINSTEIN. Foi medicado e se recupera na sua residência. 

NO MEMORIAL JK, em BRASÍLIA, foi instalada uma comissão comandada pelo ministro da CULTURA, FRANCISCO WEFFORT, para as comemorações dos 100 anos de nascimento de JUSCELINO KUBITSCHECK, a ser celebrado em 2002.

DOMINGO CAVALLO substitui RICARDO LOPEZ MURPHY no MINISTÉRIO DA ECONOMIA DA ARGENTINA. MURPHY durou apenas duas semanas no cargo, depois de tentar aplicar o quinto pacote dos 15 meses da gestão  DE LA RÚA. LOPEZ MURPHY sucedeu a JOSÉ LUÍS MACHINEA e anunciou 23 medidas para cortar os gastos públicos em 4,4 bilhões de dólares. Foi recebido com greve nos transportes públicos, nos serviços de limpeza e com passeatas. A população revoltou-se com propostas como a redução de verbas para a universidade. Os argentinos querem saber de resultados. A taxa de desemprego bate os 15% e a pobreza cresce. CAVALLO, aos 54 anos, voltou ao comando para desatar um nó criado por ele mesmo. Tem a tarefa de acabar com uma recessão de 32 meses sem mexer na base de sua obra, a paridade  cambial.

SUSPENSO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, por unanimidade, o processo contra o general da reserva NEWTON CRUZ, no qual ele era acusado de crime de falso testemunho no caso RIOCENTRO, quando duas bombas explodiram num show em 1981. CRUZ negou-se a revelar os nomes de dois informantes do extinto Serviço Nacional de Informações que teriam participado do atentado que matou um dos militares envolvidos na operação.

20 DE MARÇO DE 2002
Muito calor no último dia de verão do ano. No MMDS, fico sabendo que o MÁRIO MARGARIDO, acompanhado pelos seus parentes NILDO e BERNARDI, estão realizando uma palestra sobre violência, nesta manhã. Está registrada uma discussão entre o ANADAI e o SOCORRO por problemas particulares. OREZ recebeu um telefonema, por volta das 12:30 horas, do SOCORRO, queixando-se do seu companheiro.

Os GERALDOS não se entendem no MMDC. O Sr. PIRES, atual presidente, acha que o Sr. MARCONDES está se intrometendo na sua diretoria. Acontece que o Sr. MARCONDES é candidato à presidência e tem falado como vice-presidente do CONSELHO SUPREMO, como deverá acontecer amanhã, no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, numa audiência com o SECRETÁRIO DA COMUNICAÇÃO. As cenas de ciúmes atrapalham o nosso trabalho.
Converso, via fone, com o Sr. WÁLTER TAVERNA sobre a reunião marcada para amanhã na Associação dos Oficiais da Reserva, quando será discutido o problema da mudança do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO.
Recebo um convite para a Solenidade comemorativa dos 145 anos do CORPO MUSICAL, dia 5 de abril, às 20 horas, no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. Receberei uma homenagem nesse ato.
O procurador aposentado EGBERTO MAIA LUZ, meu professor de DIREITO PENAL na ESCOLA DE OFICIAIS, vem me visitar. Agradece a minha intervenção em favor da Senhora DÉA DE MELO MATOS CREDÍDIO, viúva de um ex–combatente, ELVIR CREDÍDIO, falecido em maio de 2001. Explica ele aquele problema político que nos agitou no final do ano passado, quando o Dr. EGBERTO foi convidado para ser adjunto do Secretário da Segurança Pública. Diz ele que o Dr. D´URSO seria escolhido para substituir MARCO VINÍCIO PETRELLUZZI, fato que não aconteceu.

O VERÃO acabou. Pelo menos oficialmente: às 16h16, foi marcada a transição do verão para o OUTONO, quando a temperatura chegou a 30 graus. No RIO, o primeiro dia do outono foi o mais quentes do ano. Os termômetros marcaram a máxima de 41 graus, em BANGU, superando os 40,5 da última segunda–feira, dia 18. Mas, no fim da tarde, o tempo fechou e a nova estação mostrou sua cara.

O PALMEIRAS venceu o duelo de líderes com o SÃO PAULO por 4 a 2, em jogo de alto nível. Com três volantes, o VERDÃO exerceu uma forte marcação no meio do campo e contou com o meia ALEX em noite inspirada. MAGRÃO e CLAUDECIR fizeram 2 a 0. O terceiro, de ALEX, foi um golaço. Ele driblou o zagueiro ÉMERSON com um toque de calcanhar, deu um “chapéu” no goleiro ROGÉRIO CENI e completou de “sem – pulo”. FRANÇA, de pênalti, descontou. No segundo tempo, o TRICOLOR voltou melhor e KAKÁ diminuiu. A reação, no entanto, parou no goleiro MARCOS. Nos descontos, ALEX sofreu pênalti e ARCE definiu. O TRICOLOR teve dois expulsos.
O CORINTHIANS venceu por 1 a 0, o SÃO CAETANO, no ABC. Quebrou o tabu em cima do rival e subiu na tabela, ficando atrás do líder PALMEIRAS e do SÃO PAULO. O gol foi de VAMPETA. Na VILA BELMIRO, o SANTOS perdeu do ETTI JUNDIAÍ por 2 a 1. No CANINDÉ, a PORTUGUESA venceu a PONTE PRETA por 3 a 2.

O senador e ex–presidente JOSÉ SARNEY acusou o tucano JOSÉ SERRA de usar o aparato do governo para espionar e montar dossiês para afastar os rivais na luta pela Presidência. SARNEY disse que sua filha, ROSEANA, foi vítima de manobra para tirá-la da disputa. SERRA disse que as acusações são inconsistentes e até mesmo alopradas.

O governador GERALDO ALCKMIN nomeou, nesta noite, para o cargo de procurador–geral de JUSTIÇA o procurador LUIZ ANTÔNIO GUIMARÃES MARREY. MARREY assume a chefia do Ministério Público Estadual pela terceira vez, já que entre 1996 e 2000, ocupou o posto duas vezes consecutivas. A posse ainda será marcada e o mandato é de dois anos. 

ASSASSINADO com um tiro no peito, ao reagir a um assalto no RIO, o turista suíço THOMAS SEEMATER, 41 anos. Seu amigo, BERNHARD HAUG NIKLAS, 40 anos, testemunhou o crime. A dupla voltava de um passeio de carro na FLORESTA DA TIJUCA e havia parado em um bar para fazer um lanche.

Um terrorista suicida detonou, pela manhã, uma bomba que levava sob a roupa num ônibus repleto de passageiros, quando o veículo passava por uma estrada perto da aldeia de AFULA, no norte de ISRAEL. Além do camicase, morreram na explosão – que destruiu uma parte do ônibus – quatro soldados e três civis israelenses (27 pessoas foram feridas gravemente). Algum tempo depois a organização extremista JIHAD ISLÂMICA assumiu a responsabilidade pelo atentado, em outra tentativa dos radicais palestinos de sabotar o cessar – fogo que, com mediação dos EUA, ISRAEL negocia com a AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA, para pôr fim a 17 meses de confrontos sangrentos na CISJORDÂNIA e FAIXA DE GAZA.

Explodiu uma carga de cerca de 50 quilos de dinamite nas proximidades da EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS em LIMA, a três dias da visita do presidente GEORGE W. BUSH ao PERU. Nove pessoas morreram e mais de trinta ficaram feridas. Os explosivos estavam escondidos embaixo de um carro. Autoridades peruanas suspeitam do ressurgimento do grupo guerrilheiro SENDERO LUMINOSO, responsável por atentados semelhantes até o início dos anos 90.

A atriz americana PAMELA ANDERSON, de 34 anos, anunciou o diagnóstico de hepatite C, doença que provoca inflamação no fígado e pode levar a cirrose e câncer. A atriz diz que contraiu a moléstia ao compartilhar uma agulha de tatuagem com o ex–marido TOMMY LEE, que nega ter o vírus. Os dois estão disputando na Justiça a guarda dos dois filhos. Em LOS ANGELES.

O Bispo–Auxiliar de PARIS, JEAN-MICHEL DI FALCO, de 60 anos, foi acusado de abusar sexualmente de um estudante nos anos 1970. O bispo nega a acusação e está processando o acusador por calúnia.

A japonesa KAMATO HONGO foi declarada a mulher mais velha do mundo pelo GUINESS WORLD RECORDS. Ela tem 114 anos. Comemorou o fato com um banquete à base de peixe cru, chá verde e um golinho de saquê.

2 003    :    -    QUINTA-FEIRA
PROMOÇÕES NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PUBLICADAS NO DIÁRIO OFICIAL DE 20 DE MARÇO DE 2003:
AO POSTO DE CORONEL:-
Os TENENTES – CORONÉIS                                              CLASSIFICAÇÕES
ALFONSO FERRANTE BRUNO, do 17 º BPM/I                           CPI/5
ANTÔNIO DOS SANTOS ANTÔNIO, do 13 º G B                        CPI/4
REINALDO DE OLIVEIRA ROCCO, da APMBB                          CPA/M-8
MAURO VIÁFORA VIEIRA, da D F                                               D A L
NOEL MIRANDA DE CASTRO, do 7 º BPM/M                            CPA/M-6
ADAUTO LUIZ SILVA, da C Mil                                                    APMBB
CARLOS MITSUYOSHI NAKAHARADA, do 12 º BPM/M           CPA/M-7
PAULO DE TARSO DIÓGENES, da APMBB                               C F Sds
RENATO PENTEADO PERRENOUD, do 6 º BPM/I   e               CPI/6
JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES, do 1 º BPChq.            CPA/M-10

TRANSFERÊNCIAS DE CORONÉIS : -
Cel. NEVORAL ALVES BUCHERONI, da APMAL para a          D F
Cel. JOSÉ FRANCISCO GIANNONI, da APMBB  para a           D E I
Cel. CLODOMIR RAMOS MARCONDES, do C F Sds. para o  C A E S    
Cel. PAULO CÉSAR MÁXIMO, do CPI/5 para a                         Correg  PM
Cel. ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, do CPA/M-10         CPI/4
Cel. WAGNER FERRARI,   do C C B  para  a                            A P M A L
Cel. JOSÉ VASCONCELOS FILHO, da Correg PM para o       CPI/1
Cel. ADEMIR CRIVELARO, do CPA/M-8 para o                        C C B
Designando o Coronel JAIR PACA DE LIMA Comandante do Corpo de Bombeiros.

Vou cedo para a SECRETARIA DA CULTURA, conforme combinara ontem com o Sr. MARCONDES. Antes, verifico a OPERAÇÃO OSÓRIO, com novo comandamento após o arrombamento das dependências da sala onde estavam guardados os arquivos. FAUSTO dá as necessárias explicações. Não dá para conversar com o Capitão que está no comando por causa do horário. Aguardo durante 40 minutos a chegada do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que marcara audiência com a doutora LUZIA para às 10 horas. Vou conversar com a doutora e ela me explica que recebeu um telefonema de dona CÉLIA dizendo que o Sr. MARCONDES estava perdido no trânsito. A doutora LUZIA fica muito preocupada e, uns dez minutos depois, dona CÉLIA torna a telefonar dizendo que o Sr. MARCONDES, nervoso, retornou para sua residência. Acho muito estranho esse acontecimento. Deixo a Secretaria da CULTURA e passo pelo escritório do ABUD, nosso velho conhecido. Ele me mostra o plano A 2131810214, já em andamento e que eu ouvira falar, mas não sabia de detalhes. Totalmente virtual, tem resultado em ótimo aproveitamento. Ele me fornece o último exemplar para um estudo mais aprimorado, fazendo as necessárias correções. Apresento, mais tarde, o VITÓRIO à COOPMIL. O MMDS vai se cotizar e dar um dormitório para CRISTIANO e sua noiva FÁBIA, conforme ficou combinado em reunião de diretoria. Com esse oficial, almoço na Associação dos Oficiais da Reserva.
Por volta das 14 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Venho a conhecer a lista dos coronéis novos da PMESP e suas respectivas classificações, bem como um remanejamento efetuado com os coronéis mais antigos, guindando-os a postos mais importantes na Corporação. Para o MMDC interessa principalmente a troca de Comando da APMBB, pois esse Coronel assume automaticamente a Diretoria do Monumento–Mausoléu. Sai o GIANNONI, indo para a DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO e assumirá o Cel. ADAUTO LUIZ SILVA, promovido hoje e que estava na CASA MILITAR.
Um oficial de Justiça traz um MANDATO DE CITAÇÃO no caso ainda da demanda que o IPH moveu contra a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Como o Sr. MARCONDES não se encontra, recebo tal documento, conforme combinamos no dia 17 de março. Esse MANDATO DE CITAÇÃO seguirá para o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Dona CÉLIA lê, por telefone, a íntegra do Mandato para o Sr. MARCONDES. Já nervoso pelo acontecido hoje cedo, o presidente “explode”, achando que deveremos passar o Monumento para o Governo. No entanto, no pé em que se encontra o caso, apenas resta-nos aguardar decisão judicial.
Telefono para o gabinete do CAIO ALFAYA a respeito da tal ATA da reunião do CONSELHO SUPREMO de 28 de fevereiro. Sua secretária diz que ele já assinou a ATA e que foi remetida para o Cmt Geral. De fato, o CAPITÃO MAGNO confirma que está na mesa do Cel. ALBERTO para assinatura. Tão logo isso fique pronto, ele remeterá para a Sociedade.
Recebo um telefonema da CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, segunda secretária da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a respeito de dez medalhas MMDC que o Tenente–Coronel LUIZ NAKAHARADA quer distribuir, em maio, para autoridades da LAPA. Também diz que o TENENTE HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS, nosso conselheiro, retornou do TIMOR, onde esteve durante meses, prestando agora serviços na DIRETORIA DO PESSOAL. Ele é contra a idéia das colônias estrangeiras participarem do desfile de 9 DE JULHO. Esse assunto será discutido em reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho Supremo.

O professor e crítico literário ALFREDO BOSI é o mais novo imortal. Ele foi eleito com 27 votos para a cadeira número 12 da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS – ABL – que era ocupada, até setembro de 2002, pelo cardeal dom LUCAS MOREIRA NEVES. O escritor e roteirista JOSÉ LOUZEIRO obteve dez votos e houve um voto em branco. As candidatas LAURITA MOURÃO e IEDA OTAVIANO não foram votadas. BOSI é paulista e fez toda sua carreira acadêmica na Universidade de SÃO PAULO, onde leciona na graduação e é vice diretor do Instituto de Estudos Avançados.

O escritório do senador e ex–diretor da POLÍCIA FEDERAL, ROMEU TUMA, foi roubado ontem à noite. Os catadores de papel NELSON SANTOS MACIEL de 26 anos, e EDMUNDO BISPO DE OLIVEIRA JÚNIOR, de 22, arrombaram a janela nos fundos do imóvel com um pé de cabra e invadiram o escritório, na Avenida REPÚBLICA DO LÍBANO, em MOEMA, zona sul.

O corpo de um homem encontrado na Grande São Paulo é a mais nova pista no caso do juiz corregedor ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS. Os policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP – foram informados, ontem, que um dos responsáveis pela execução do magistrado, há uma semana, havia sido assassinado, como uma queima de arquivo. Não foi revelado o local onde o corpo foi encontrado.

MORREU o advogado e ex–juiz do Tribunal Regional Eleitoral de SÃO PAULO, THEOTÔNIO NEGRÃO, aos 85 anos. Autor do Dicionário da Legislação Federal, em 1961, publicou mais de 47 livros. Em SÃO PAULO. Nasceu em 1917. Também morreu nesta data PARCO GAZOLDRO MARQUES, escritor e ator suíço (nasceu em 1912).

O governador GERALDO ALCKMIN compareceu à missa de sétimo dia em memória do juiz MACHADO DIAS. Reafirmou a certeza de que seus assassinos serão punidos. ALCKMIN ressaltou a importância de mudanças na legislação, como a possibilidade de os presos permanecerem por até um sexto da pena em regime disciplinar rígido. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro MARCO AURÉLIO DE MELLO, também esteve na missa, em SÃO PAULO, e criticou a sugestão de endurecer a legislação.  Um forte esquema de segurança foi montado no TRIBUNAL DE JUSTIÇA para a missa. Já no acesso à cerimônia, celebrada no SALÃO DOS PASSOS PERDIDOS, PMs revistaram um a um, todos os que entraram no prédio, com detectores de metais. Nem o vice–prefeito HÉLIO BICUDO, escapou da revista. Irritado, não deixou que um PM passasse o aparelho pelo seu corpo. No fim da missa, a viúva do magistrado, a também juíza CRISTINA ESHER, fez uma declaração emocionada: “A missão do juiz ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS acabou. Mas seus ideais não, eles estão em cada membro do Judiciário e nós vamos continuar altivos, sem temer nenhuma ameaça”. A viúva e os filhos do primeiro casamento do juiz (CAROLINA e RAFAEL) choraram durante a cerimônia. Os irmãos ficaram um longo período abraçados, enquanto o cardeal dom CLÁUDIO HUMMES falava sobre o avanço da criminalidade.

ENCONTRADO o equipamento que registrava pressão e temperatura do ônibus espacial COLUMBIA, que se desintegrou sobre os céus dos Estados do TEXAS e da LOUISIANA em fevereiro, matando sete astronautas. O equipamento pode ajudar a esclarecer as causas do acidente. Em HEMPHILL, TEXAS.
 
Ainda sobre a morte do jurista THEOTÔNIO NEGRÃO. Era formado pela Faculdade do LARGO DE SÃO FRANCISCO, turma de 1939. Foi juiz suplente do Tribunal Regional de SÃO PAULO; juiz titular do Tribunal Regional; conselheiro da Associação dos Advogados de SÃO PAULO e depois seu presidente. Em setembro de 2001, THEOTÔNIO NEGRÃO recebeu o prêmio BARÃO DE RAMALHO, do Instituto dos Advogados de SÃO PAULO. A missa de sétimo dia será rezada em 27 de março na Igreja NOSSA SENHORA DO BRASIL.

Menos de 24 horas depois de tentar matar SADDAM HUSSEIN com o que se chamou de “ataques de decapitação”, a coalizão militar liderada pelos EUA lançou hoje uma nova e mais intensa ofensiva contra o IRAQUE. A maior parte dos 72 mísseis TOMAHAWK e bombas guiadas por satélites teve como alvo edifícios do governo iraquiano e palácios residenciais de HUSSEIN. Ao mesmo tempo, soldados americanos e britânicos acampados no KUWAIT iniciaram as operações por terra no IRAQUE, avançando sobre a cidade de UMM QASR, perto da fronteira. No norte do IRAQUE, MOSUL também foi alvo de ataque. Seis pessoas morreram (cinco militares e um civil jordaniano) e várias ficaram feridas nos bombardeios aéreos lançados contra BAGDÁ e outras cidades do IRAQUE, onde vários prédios civis e governamentais foram destruídos.

2 004   :   -   SÁBADO
Na madrugada, a TV GLOBO mostra o treino classificatório para o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA 1 DA MALÁSIA. O alemão MICHAEL SCHUMACHER faz a segunda POLE POSITION de 2004. O segundo lugar, surpreendentemente, fica com MARK WEBBER. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO sairá em terceiro. O quarto é o colombiano JUAN PABLO MONTOYA. Em quinto, KIMMI RAIKONNEN e, em sexto, JENSON BUTTON. Na madrugada do domingo, teremos o GP da MALÁSIA.

À moda dos showmissas do Padre MARCELO, o evento SENNA IN CONCERT reúne de tudo na noite deste sábado, no PACAEMBU, a partir das 20 horas, sob a justificativa da beneficência. São dezesseis números musicais numa duração estimada de duas horas de shows. O maior atrativo são os encontros musicais, alguns deles inéditos. CAETANO VELOSO canta com SANDY. JÚNIOR, seu irmão, toca guitarra ao lado do rocker FREJAT. CHICO BUARQUE canta só com MILTON NASCIMENTO. E todos juntos reaparecem no final. BIANCA SENNA, a produtora-executiva da jornada, tinha 14 anos quando AYRTON SENNA morreu, em 1994. Ela é filha de VIVIANE SENNA, irmã de AYRTON. BIANCA diz que, mais do que marcar um ato em prol da memória do piloto, a intenção é celebrar a sina vencedora de um brasileiro incomum, que foi seu tio. “Neste 21 de março, ele completaria 44 anos. A idéia é celebrar a vida de um brasileiro que deu certo. O BRASIL tem poucos ídolos, ao contrário dos americanos, por exemplo, que sabem promover os seus. Isso é importante para que as pessoas tenham exemplos de como é possível ser e fazer”, diz. O SENNA IN CONCERT tem direção e produção de JOSÉ POSSI NETO e convidados como os jornalistas CHICO PINHEIRO e GALVÃO BUENO, o jogador DUNGA e o piloto ÉMERSON FITTIPALDI.

No SP/TV deste sábado, a rede GLOBO apresenta a história das revoluções no BRASIL, dando ênfase para o MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA de 1932. O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, atual presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, faz o seu depoimento como ex-combatente de 32. Quando soube que iria ser apresentada essa reportagem, faço uma ligação telefônica para o Sr. MARCONDES, dando-lhe ciência desse documentário.
O sábado é dedicado aos meus arquivos, tanto os de recortes de jornais, como o informatizado, pois, durante a semana, meus afazeres não permitem dedicar todo o tempo aos papéis.
QUARTAS-DE-FINAIS do CAMPEONATO PAULISTA: o SANTOS se classificou para uma das semifinais ao derrotar o UNIÃO BARBARENSE por  1 a 0. O PAULISTA é o outro classificado na tarde deste sábado. Derrotou a PONTE PRETA por 4 a 3.
Na noite, telefono para o meu genro, o ADALVO, procurando saber de notícias de minha mãe. Diz ele que na noite passada ela acordou durante cinco vezes, sempre chamando por ele para ajudá-la a levantar da cama. Minha mãe não tem noção de dia ou de noite. Tem dado mais trabalho no período da noite. Hoje a IVONE esteve ajudando-a. Ela não consegue comer coisas sólidas e o CARLOS, apesar de tudo, insiste na alimentação.

Capitão da seleção brasileira de vôlei, NALBERT, sofreu ruptura completa do tendão do supraespinhoso, no ombro esquerdo, durante uma partida do Campeonato Italiano. Hoje, ele passou por exame com o ortopedista SÉRGIO CHECCHIA. A lesão foi confirmada e NALBERT deve decidir amanhã onde fará a operação, se no BRASIL ou na ITÁLIA. O mais provável é que seja em SÃO PAULO e a cirurgia pode até acontecer na semana que vem. CHECCHIA já adiantou que NALBERT ficará seis semanas apenas esperando a cicatrização do local, sem poder movimentar o ombro. Ainda existe chance de NALBERT disputar a OLIMPÍADA DE ATENAS. A resposta, porém, só vai ser descoberta depois da operação.

Cerca de 700 pessoas, segundo a PM, se concentraram hoje no vão livre do MASP, na avenida PAULISTA, para pedir paz. Militantes de partidos políticos e do Movimento dos SEM-TERRA, gritaram palavras de ordem contra o presidente BUSH. “EUA, suas bombas não matam nossa fome, mas alimentam o nosso ódio”, diziam alguns dos cartazes. Durante o ATO, que também criticou a ALCA, atores vestidos de negros, e com o rosto pintado de branco, portaram bonecos ensangüentados e encenaram uma peça de teatro onde dramatizaram a ação militar americana no IRAQUE. Em seguida, várias bandeiras dos EUA foram queimadas. Em marcha, os manifestantes seguiram por duas faixas da avenida PAULISTA até a rua HADDOCK LOBO, onde fizeram o retorno ao MASP. Durante o trajeto, três pontos serviram como cenário e alvos de protestos. O primeiro deles foi a sede do BANCO CENTRAL, que foi simbolicamente lacrado pelos manifestantes, que reclamavam da política econômica nacional que, segundo eles, tem seguido os preceitos do Fundo Monetário Internacional. Depois, foi a vez do McDONALD´S. Ali, os manifestantes comeram tapioca e criticaram o desenvolvimento de alimentos transgênicos. Eles tentaram “lacrar” a lanchonete, mas os seguranças arrancaram as faixas. Em seguida, o alvo foi o BANKBOSTON. Na frente do banco, um boneco do presidente BUSH, pendurado numa forca, foi queimado. Eles chegaram a jogar tinta vermelha no imóvel. Não faltaram gritos de guerra contra os EUA e faixas de repúdio.  No RIO DE JANEIRO, na orla de COPACABANA, cerca de 500 pessoas pediram o fim da guerra no IRAQUE. Além de militantes do MST, também participaram do protesto, grupos de mulheres. Dezenas de cartazes exigiam igualmente a retirada de tropas do IRAQUE.

Tão famoso pela ousadia e pela crueldade nos assaltos praticados por sua quadrilha quanto pelas fugas que realiza, ALEXANDRE PIRES FERREIRA, de 29 anos, o ET, conseguiu escapar mais uma vez. Na noite de ontem, com três comparsas armados, ele dominou dez agentes da PENITENCIÁRIA DO ESTADO, no bairro do CARANDIRU, zona norte, e saiu pelo portão principal. Na rua, o bando assaltou uma família e fugiu em dois carros, levando uma criança de dois anos. Recolhido num presídio do interior, ET foi trazido à capital para prestar depoimento no Fórum da BARRA FUNDA, ontem. Por questões de segurança, ele ficaria no setor de trânsito da penitenciária, esperando o comboio que leva os presos para o interior. Até a tarde de hoje, dois dos comparsas de ET –CLAUDEMIR GOMES DA SILVA, de 30 anos, e DANIEL MACIAL, de 31- haviam sido capturados. Seis pessoas que deram cobertura externa à fuga também tinham sido presas.

O longa-metragem DO OUTRO LADO DA RUA, de MARCOS BERNSTEIN, estrelado por FERNANDA MONTENEGRO e RAUL CORTEZ, recebeu, neste sábado, o Prêmio ASTOR DE PRATA de melhor filme ibero-americano no 19 º Festival de MAR DEL PLATA –DO OUTRO LADO DA RUA também saiu do Festival de BERLIM com o prêmio de melhor filme da mostra PANORAMA. Até o dia 23 de março, o filme participa do Festival de GUADALAJARA, no MÉXICO. Em seguida, segue para a FRANÇA, para o Festival do Cinema Latino, de TOULOUSE.

SÍLVIO SANTOS abriu mão de suas restrições em relação à religião evangélica praticada por sua mulher ÍRIS ABRAVANEL e suas filhas. O apresentador judeu fez questão de conduzir a filha PATRÍCIA ao altar em cerimônia realizada neste sábado, na igreja evangélica VIDA NOVA, em SÃO PAULO. PATRÍCIA, 26 anos, que foi seqüestrada em agosto de 2001, casou-se com PHILLIPE RAUL MUNIZ, executivo de uma multinacional, de 24 anos. O casal se conheceu há três anos durante os cultos da VIDA NOVA. Amanhã, dia 21, PATRÍCIA e PHILLIPE embarcarão para a lua-de-mel nos EUA. A cerimônia de quase duas horas foi realizada pelo pastor LUIZ CARLOS MUNIZ, pai do noivo, e chegou a emocionar SÍLVIO SANTOS e os 900 convidados, entre eles PELÉ e ASSÍRIA DO NASCIMENTO, e padrinhos, como JOHNNY SAAD, presidente da rede BANDEIRANTES, e sua mulher CLÁUDIA.
 
LIBERADA a venda dos dicionários AURÉLIO no PARANÁ, editados pela POSIGRAF, do grupo POSITIVO. A venda estava interrompida desde a última semana por decisão da Justiça, que considerou grave o fato de não constarem os nomes dos co-autores JOAQUIM MARQUES e ELZA FERREIRA, em CURITIBA.

DIÁRIO OFICIAL DE 20 DE MARÇO DE 2004 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO FLÁVIO DE FARIA, do CPC. Nasceu em 13 de abril de 1955. Entrou para a PMESP em 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 15 de dezembro de 1997; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2003.

A conturbada eleição em TAIWAN terminou hoje com a vitória do presidente CHEN SHUI-BIEN, que ainda se recupera de uma tentativa de assassinato ocorrida ontem. Sua reeleição foi decidida por uma diferença de 0,23%, menos de 30 mil votos, dos mais de 13 milhões. Mas a oposição, liderada por LIEN CHEN, do partido KUOMINTANG, tentará reverter a situação na Justiça. O partido entrou com um recurso na Suprema Corte, com base na suspeita sobre o número de votos anulados: mais de 337 mil.

A princesa JULIANA, mãe da atual rainha da HOLANDA, BEATRIZ, morreu hoje, aos 94 anos, em um dos palácios da família real em SOESTDIJK. JULIANA foi rainha da HOLANDA entre 1948 e 1980, sendo muito popular. A princesa fazia parte de uma linhagem de soberanas iniciada por sua avó, EMMA (1858-1934), e sua mãe, GUILHERMINA (1880-1962).

Uma jornada de protesto, que se espalhou por todas as partes do planeta, marcou hoje o primeiro aniversário do início da ofensiva militar americana ao IRAQUE. Os protestos mais numerosos ocorreram na EUROPA. Na ITÁLIA, dezenas de milhares de pessoas (um milhão, segundo os organizadores), se manifestaram nas ruas de ROMA para exigir o retorno das tropas italianas que estão no IRAQUE. Na ESPANHA, manifestantes em várias cidades protestaram contra a guerra e para exigir eficiência na investigação dos ataques do dia 11 de março em MADRI. Em BERLIM, na ALEMANHA, mais de duas mil pessoas tomaram parte das manifestações contra a guerra. Na GRÃ-BRETANHA, principal aliada dos EUA, no IRAQUE, um grupo de ativistas da organização pacifista GREENPEACE escalou a torre do BIG BEM, a cem metros de altura, durante os protestos. As manifestações pacifistas se espalhavam também pela EUROPA ORIENTAL, da POLÔNIA à ESLOVÊNIA, da CROÁCIA à UCRÂNIA. Na AUSTRÁLIA, outro país cujo governo se uniu a WASHINGTON na guerra, cerca de cinco mil pessoas participaram dos protestos em SYDNEY. Manifestações semelhantes ocorreram em MELBOURNE, BRISBANE e PERTH. Em TÓQUIO –coincidindo com a chegada de outros 130 soldados japoneses ao IRAQUE-, mais de trinta mil pessoas se manifestaram.
   
As tropas paquistanesas anunciaram ter capturado hoje, após três dias de combates na Província do WAZIRISTÃO, localizada a 300 km da capital, ISLAMABAD, pelo menos cem integrantes da AL-QAEDA, a rede do saudita OSAMA BIN LADEN. AYMAN AL ZAWAHRI, braço direito de BIN LADEN, que poderia estar na região, continua desaparecido.

INTERNADA a cantora de soul ARETHA FRANKLIN, vítima de um problema na corrente sangüínea que causa erupções na pele. Segundo seu médico, o problema foi provocado por um vírus ou por alergia a antibióticos.

ASSISTO neste sábado o filme da GLOBO, SETE DIAS PARA VIVER. Realizado em 2000, sob a direção de SEBASTIAN NIEMANN, com AMANDA PLUMMER, SEAN PERTWEE, NICK BRIMBLE e SEAN CHAPMAN. Um casal traumatizado pela perda do filho muda de casa e a esposa começa a ser vítima de estranhos pesadelos premonitórios de desgraça. Ela busca informações junto ao antigo proprietário e descobre que ele foi internado como louco. Suspense ou terror ? No final uma certa confusão na cabeça de quem assiste o filme. O marido escrevia um livro justamente intitulado SETE DIAS PARA VIVER e o que ele relatava no romance realmente acontecia com a esposa. Dá para compreender ? É muito confuso.

2 005  :  -   DOMINGO
Na madrugada, temos o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM NA MALÁSIA. O pole position FERNANDO ALONSO manteve a liderança na saída e vence a segunda corrida da temporada. JARNO TRULLI é o segundo, com NICK HEIDFELD em terceiro; JUAN PABLO MONTOYA em quarto; RALF SCHUMACHER em quinto; DAVID COULTHARD em sexto; MICHAEL SCHUMACHER em sétimo; CHRISTIAN KLIEN em oitavo; KIMI RAIKKONEN em nono; FELIPE MASSA em décimo. RUBENS BARRICHELLO teve problemas nos pneus traseiros e abandonou a prova na volta de número 49. FERNANDO ALONSO soma agora 16 pontos no mundial de pilotos, com GIANCARLO FISICHELLA (o vencedor da primeira prova) com 10 pontos. O terceiro é RUBENS BARRICHELLO com 8 pontos, empatado com JARNO TRULLI, JUAN PABLO MONTOYA e DAVID COULTHARD.

Continuo a arrumar os documentos sobre o TÚNEL NOVE DE JULHO. Vou elaborar um dossiê para a reunião de 23 de março sobre esse assunto. O domingo todo a MARLENE ocupou a cozinha de casa, trabalhando em ovos de páscoa. As encomendas são razoáveis e ela está atarefada para atender os pedidos.
Na tarde, em um jogo de forte marcação, o CORINTHIANS vence o PALMEIRAS por 2 a 0. O alvinegro abriu o placar aos 8 minutos, numa cobrança de falta de ROGER. Depois, o alviverde equilibrou as ações e perdeu chances de empatar. O segundo tempo também foi equilibrado, e a vitória só foi definida no final, num pênalti convertido por CARLOS ALBERTO. O SANTOS cedeu o empate ao AMÉRICA, em 3 a 3, na VILA BELMIRO. Agora, o SÃO PAULO tem sete pontos na frente e está com 91% de chances de conquistar o título. Outros resultados: ATLÉTICO SOROCABA 0 x PORTUGUESA 2; RIO BRANCO 4 x MOGI MIRIM 1; PAULISTA 1 x BARBARENSE 2.

Depois de ganhar a medalha de ouro na prova do salto sobre o cavalo e se tornar a primeira brasileira a obter o feito no aparelho em uma etapa da COPA DO MUNDO, hoje foi a vez de LAÍS SOUZA conquistar a prata na prova do solo e fechar com brilho sua participação na etapa de COTTBUS, na ALEMANHA, da competição. A atleta, de apenas 16 anos, cometeu alguns erros em sua apresentação e ficou atrás da espanhola MÔNICA MESALLES. Com a medalha de hoje, LAÍS já soma três em etapas da COPA DO MUNDO, pois ela ganhou um bronze em STUTTGART.

Uma forte pancada de chuva e de granizo hoje à tarde provocou 19 pontos de alagamento na cidade de SÃO PAULO, derrubando árvores e deixando cinco regiões sem energia elétrica até às 21 horas. A chuva, que começou às 16 horas, durou cerca de uma hora.

Pelo menos 60 mil pessoas lotaram hoje o SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, em INTERLAGOS, para assistir as missas em comemoração do DOMINGO DE RAMOS, celebradas pelo padre MARCELO ROSSI. Ao todo foram 250 caravanas, vindas principalmente dos estados de MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO e PARANÁ.

Uma criança de apenas dois anos, filha de um pequeno empresário do setor têxtil, foi seqüestrada quando era levada pela babá para um passeio na praia do ENGENHO, em SÃO SEBASTIÃO, no litoral norte. O seqüestro aconteceu por volta das 10 horas da segunda-feira de Carnaval. A babá foi libertada duas hora depois, em APARECIDA. Durante o seqüestro, a família chegou a receber fotos da menina com jornais do dia como prova de que ela estava viva. No início, a gangue exigia o pagamento de um milhão de dólares. O valor final do resgate ficou entre 30 mil e 40 mil reais. A criança foi resgatada pelo pai e um tio por volta da 0:30 hora de hoje, dia de seu aniversário de dois anos, no PARQUE NOVO MUNDO. Um amigo da família fez o pagamento do resgate na noite da última sexta-feira. Ele recebeu orientações por um celular da quadrilha que lhe foi entregue em um município do litoral sul. Os criminosos mantiveram pelo menos quatro contatos com a família durante os 42 dias do seqüestro.

Após passar mal e sujar o boxe do banheiro do terminal CARRÃO, na zona leste, o aposentado JOSÉ RODRIGUES DA COSTA, de 83 anos, foi obrigado por funcionário do local a limpar vasos sanitários, pias e o chão do banheiro. O funcionário, além de tê-lo feito limpar todo o banheiro, jogou “pelo menos quatro” baldes de água em suas costas. A SPTrans diz que vai pedir para a empresa que presta o serviço de limpeza no terminal apurar o que aconteceu. O GRUPO TEJOFRAN nega que seus funcionários tenham obrigado o idoso a limpar o sanitário.

VIVIANE ARAÚJO acordou cedo neste domingo para ajudar a mãe a preparar feijoada e lasanha à bolonhesa, pratos preferidos do marido, o cantor MARCELO VIEIRA, o “BELO”, preso no GALPÃO DA QUINTA, no RIO. A comida foi guardada em potes plásticos, conforme a regra do presídio. VIVIANE visita BELO duas vezes por semana. Às quintas-feiras, costuma levar roupas, chocolates, bolachas e iogurte de morango. A modelo tem uma carteirinha de identificação do presídio, válida até janeiro de 2007. Preso desde novembro de 2004, BELO foi condenado a oito anos de prisão por tráfico de drogas e associação com o tráfico.

“DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”, do brasileiro WÁLTER SALLES, ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro do DIRECTORS GUIL OF GREAT BRITAIN, a associação de diretores do REINO UNIDO.
  
O drama de TERRI SCHIAVO, 41 anos, a norte-americana que vive há 15 anos em estado vegetativo após sofrer uma parada cardíaca, se transformou numa batalha política de proporções nacionais e reacendeu o debate sobre a legalização da eutanásia. Após a Justiça da FLÓRIDA ter autorizado, na última sexta-feira, dia 18, a remoção do tubo de alimentação e hidratação que a mantém viva, líderes do Congresso reuniram-se hoje, em sessão extraordinária, para votar um projeto de lei que determina a volta da alimentação artificial. A ação foi cancelada quando os republicanos descobriram que líderes democratas poderiam tentar derrubar a medida. Por falta de consenso no Congresso, a lei deve voltar a ser discutida na segunda-feira. O presidente GEORGE W. BUSH antecipou seu retorno (passava o fim de semana em seu rancho, no TEXAS). Segundo os republicanos, a medida legislativa de última hora deverá ser promulgada por BUSH. Sem os tubos de alimentação, TERRI morrerá de inanição e desidratação num período de no mínimo sete dias.  Esse é o terceiro episódio do conflito judicial entre o marido de TERRI, MICHAEL SCHIAVO, e a família da mulher. Há sete anos o marido tenta conseguir na Justiça a autorização para a remoção dos aparelhos.

O PAPA JOÃO PAULO II não celebrou a missa de DOMINGO DE RAMOS, mas abençoou os fiéis na PRAÇA DE SÃO PEDRO, no VATICANO. Impedido de falar, depois de ter feito uma traqueostomia, o PAPA acenou com um galho de oliveira de seu apartamento para cerca de 50 mil fiéis que participaram da abertura das cerimônias da SEMANA SANTA.

No dia do segundo aniversário da invasão do IRAQUE, liderada pelos EUA, os rebeldes fizeram hoje atentados suicidas, ataques a tiro e com morteiros contra as forças de segurança iraquianas e americanas e edifícios do governo, matando pelo menos seis pessoas. Entre os mortos está um alto funcionário iraquiano anticorrupção e um soldado americano. Elevou-se a 1.520 o número de soldados americanos mortos desde o início da guerra. O Exército americano, por sua vez, informou ter matado 24 rebeldes iraquianos que atacaram suas forças nas imediações de BAGDÁ. O soldado americano morreu e outros três ficaram feridos em um ataque a bomba no norte do IRAQUE. No norte de BAGDÁ, um suicida detonou os explosivos que levava presos ao corpo dentro de um complexo do governo na cidade de MOSSUL, matando WALID KASHMOULA, chefe do departamento anticorrupção da polícia iraquiana, e um segurança. Duas pessoas ficaram feridas no ataque. Na vizinha JORDÂNIA, um tribunal condenou à revelia a 15 anos de prisão o terrorista mais procurado do IRAQUE, ABU MUSAB AL-ZARQAWI, ao considerá-lo culpado de atacar a embaixada jordaniana em BAGDÁ. O jordaniano AL-ZARQAWI, cuja cabeça está a prêmio por 25 milhões de dólares, é acusado de ter ligação com a rede AL-QAEDA e ser responsável por atentados e sequestros cometidos no IRAQUE.

O colombiano JOSÉ ALDANA SAAVEDRA, guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA – FARC – e chefe do tráfico para o BRASIL, ESTADOS UNIDOS e EUROPA, foi preso em BOGOTÁ.

Leio o primeiro capítulo do novo livro de PAULO COELHO, distribuído pela revista ÉPOCA. “O ZAHIR” chega às livrarias brasileiras no dia 22 de março. É um romance com vocação de biografia. A trama central gira em torno de um homem em busca de si mesmo e de sua liberdade. Sem nome, ele é um escritor famoso que ama sua mulher mas freqüentemente se apaixona por outras. O protagonista só percebe que há uma crise conjugal quando ESTHER, a mulher, avisa que será correspondente de guerra e desaparece misteriosamente. Um dia, ele conhece MIKHAIL, o amante de ESTHER e provavelmente o causador do sumiço da mulher. Obriga-se a bajular o rapaz a fim de descobrir o paradeiro da companheira. A tensa relação entre os dois homens acaba virando camaradagem. Por outro lado, a amizade pela produtora MARIE se transforma em amor. Com a vida e as crenças de cabeça para baixo, ele tenta resgatar o equilíbrio enquanto reflete sobre o sentido da vida, freqüenta reuniões de uma sociedade meio secreta e questiona as guerras. A jornada final se passa no CAZAQUISTÃO, em meio a paisagens desérticas e onde tudo se esclarece.  O autor usa a ficção como escudo para a realidade, e até manda recados aos críticos. Não se sabe se os episódios do livro se deram com o autor. A tiragem inicial de “O ZAHIR” é de oito milhões de exemplares em 42 línguas e 83 países. O lançamento mundial é no IRÃ, 48 horas antes do BRASIL, onde a primeira edição é de 320 mil livros, um recorde nacional.  PAULO COELHO foi o escritor mais vendido em 2003. Não foi em 2004 porque não lançou livro nenhum, mas também seria difícil bater “O CÓDIGO DA VINCI”, que veio pegando pesado. O título foi tirado de um conto homônimo do livro “O ALEPH”, do escritor argentino JORGE LUÍS BORGES (1899-1986). ZAHIR tem origem na tradição islâmica e, em árabe, quer dizer visível, presente, aquele ou aquilo que não se esquece. Na trama de COELHO, ZAHIR é a sua mulher ESTHER. Também releio o documento chamado “FÓRUM 27”, para aproveitamento na semana que vai entrar. Já conheço esse livro e fica mais fácil manusear as partes que interessam, procurando argumentos que possam torná-lo mais atraente.

Um sismo de magnitude 6,6 atinge FUKUOKA, JAPÃO, seu primeiro grande abalo em cerca de 100 anos. Uma pessoa morre, e centenas ficam feridas.

2 006    :    -    SEGUNDA-FEIRA
Tenho um prazo para pesquisar acerca de um documento importantíssimo referente à OPERAÇÃO OSÓRIO, datado de 1989. Nesta manhã procuro fazer isso. Não encontro ninguém no prédio onde estão guardadas as memórias desse plano. Ao tentar tombar um armário, quase que esse cai por cima de mim. Depois de horas de labuta, de suar muito, finalmente encontro o tal documento que devo entregar a meus superiores até o final do mês. Enquanto estou no prédio que abriga a OPERAÇÃO OSÓRIO, está sendo inaugurado o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, na ESTAÇÃO DA LUZ. Localizado em uma das cidades com maior variação de povos no planeta, o museu vai ensinar e aprofundar os conhecimentos da população sobre as palavras que ela fala no dia-a-dia. Entre suas principais atrações está a ÁRVORE DAS PALAVRAS, obra feita em aço, com palavras moldadas. Ela pode ser vista logo na entrada dos elevadores panorâmicos do prédio, onde se ouve o cantor e compositor ARNALDO ANTUNES pronunciar algumas palavras. Na grande galeria, filmes com os vários usos do idioma revelam sua importância no cotidiano das pessoas, como no Carnaval, no futebol e na música. No mesmo espaço, uma linha do tempo mostra como se formou a língua portuguesa de 4 mil anos até hoje. No terceiro andar do prédio, os visitantes chegam a uma pequena sessão de cinema, com filmes que tratam das origens dos idiomas. Depois, a tela se abre para uma nova sala, a PRAÇA DA LÍNGUA. Lá, os visitantes verão trechos de prosas e versos compostos por autores de língua portuguesa, projetados no tento da sala ao mesmo tempo em que ouvem vozes de artistas conhecidos declamando poesias ou trechos de livros famosos. No final, um grande círculo se acende, com mais trechos escritos por autores do idioma. Além de todas as atrações, o museu terá a GALERIA DAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS. Na estréia do espaço, uma homenagem a GUIMARÃES ROSA, com uma amostra em comemoração aos 50 anos de seu livro “GRANDE SERTÃO:VEREDAS”.

“Esse museu incentiva nossos estudantes a lerem mais cedo, a melhorar sua educação e através dela, melhorar o mundo”, definiu o governador GERALDO ALCKMIN. O ministro da Cultura, GILBERTO GIL, ressalta que o museu traz “a interação da fala portuguesa com as africanas, as indígenas, as falas latinas”.

 

Muito cansado, depois de também descobrir outros três planos que me interessam, vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Antes, avisara AMÉRICO de minha impossibilidade de dirigir os trabalhos de hoje na Entidade em que sou o presidente.

Com o presidente GINO, o vice CORONEL MENDES e o tesoureiro CORONEL RICARDO, podemos trabalhar nesta tarde. ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, felizmente, não dá as caras hoje.

Fico sabendo, ao ler pela internet o DIÁRIO OFICIAL de sábado, que temos mais dois coronéis na PMESP: SILVÉRIO LEME FILHO e HOMERO DE ALMEIDA SOBRINHO. O SILVÉRIO é classificado no CPI-7 (SOROCABA) e o HOMERO no CPI-8. O CORONEL PM JÚLIO FLÁVIO ROSOLEN, do CPI-8, é transferido para a CASA MILITAR, mas passa a condição de adido como se efetivo fosse ao Comando do CCB.

O CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GAIOTTO é designado para comandar o CPI-7 (SOROCABA).

O CORONEL MENDES e o CORONEL RICARDO pouco tempo ficam na Sociedade. Por volta das 16:20 horas, acompanhando o GINO, vou para o metrô, onde embarcamos.

Não me sinto nada bem na viagem de regresso para GUARULHOS. O esforço dispendido pela manhã deve ter atacado a pressão alta.


Em meia hora de chuva, o paulistano se viu refém de um labirinto formado por carros que tentavam encontrar vias alternativas no centro, hoje. Em vão. O trânsito ficou caótico até às 22 horas. Às 20 horas, a CET registrou 115 quilômetros de lentidão na cidade, o maior índice nesse horário. Foram registrados 20 pontos de alagamento, e alguns complicaram ainda mais o trânsito, como na Avenida JOÃO DIAS e MARGINAL DE PINHEIROS. O TÚNEL DO ANHANGABAÚ teve de ser fechado preventivamente, porque um trecho da PRAÇA DA BANDEIRA ficou submerso, por conta do lixo acumulado. Houve reflexo no trânsito das avenidas TIRADENTES e 32 DE MAIO.


Os 22 reféns – 20 agentes penitenciários e 2 diretores de área – que estavam em poder de 1.200 presos amotinados desde a manhã de hoje, na Penitenciária ODON RAMOS MARANHÃO, em IPERÓ, no interior de SÃO PAULO, foram libertados no início da noite, após invasão da TROPA DE CHOQUE da PMESP. Pelo menos 22 pessoas se feriram, incluindo 15 detentos. Seis agentes feridos por agressões e tiros de balas de borracha foram levados ao pronto-socorro da cidade. Um outro funcionário, com fratura exposta nas duas pernas, foi internado no Hospital Regional de SOROCABA, que também socorreu os presos.

Nesta noite, segunda-feira, é data de LOST e 24 HORAS, na AXN e FOX, respectivamente. O segundo episódio da segunda temporada de LOST passa às 21 horas. MICHAEL e SAWYER, que estavam numa jangada, após o naufrágio, onde o filho de MICHAEL, WALT, foi capturado por pessoas que explodiram a embarcação, retornam, por força da correnteza, à mesma ilha onde estavam. JIN, o chinês que era companheiro na embarcação e estava sendo dado como morto, aparece amarrado e fugindo daqueles que chama de “os outros”. São capturados e jogados numa cova.Enquanto isso, JACK, LOCKE e KATE estão no interior de uma possante construção subterrânea da qual eles abriram recentemente uma escotilha. No seu interior, vivendo ali por mais de três anos, está um homem que conheceu no passado JACK. LOCKE está sendo ameaçado pelo estranho quando KATE, que achou um fuzil numa das repartições da aeronave, atira nele. Acerta o computador e aí acarreta uma contagem regressiva que, se não for acessado um código, haverá uma explosão. KATE vai em busca  de SAYID, que entende de computadores. JACK e LOCKE descobrem um filme que explica o que vem a ser o PROJETO DHARMA. Essa aeronave levava duas pessoas apenas que teriam de cumprir certos detalhes para levar a termo a OPERAÇÃO CISNE, no  POSTO 3. Houve um incidente e os dois são obrigados a digitar um código de tempos em tempos e transmitir uma mensagem, através de um alarme. Uma mulher é jogada na cova onde estão os três náufragos. Ela faz perguntas a eles e descobre que SAWYER tem uma arma. Este, elabora um plano para poder fugir e, inopinadamente, a mulher (ANA LÚCIA) tira a arma de SAWYER e sai da cova com a ajuda dos comparsas. Ela foi colocada ali como espiã. No interior da construção subterrânea, o estranho tenta consertar o computador mas este explode. Ele foge do avião e é seguido por JACK, que o captura e aí vem a saber de sua ligação com este homem no passado, quando ele exercia a profissão de médico. KATE chega com SAYID e consegue regularizar a energia dentro do subterrâneo. O tempo está escoando e LOCKE não quer apertar a tecla de executar, depois de ter digitalizado o código que interrompe a contagem regressiva. Quase no final desse tempo, é que JACK aperta a tecla.

A FOX apresenta o terceiro episódio da quinta série de “24 HORAS”. Num terminal do aeroporto de ONTÁRIO os terroristas tomaram conta e fizeram reféns, entre eles está DEREK, filho de DIANE, companheira de JACK BAUER. A área é totalmente isolada pela polícia e pelos agentes da UCT, que comandam as ações. Um dos reféns tenta usar um celular e é friamente executado. BAUER está escondido no aeroporto e monitora a posição dos marginais para CURTIS, que está chefiando a força. BERESCH, chefe dos terroristas, entra em contato com McLAREN, chefe da polícia e diz que todos eles estão com coletes explosivos e acionarão os mesmos caso aconteça uma invasão do aeroporto.

BAUER conversa, via celular, com BUCHANAN e conta o que está se passando em ONTÁRIO e solicita que ele proteja DIANE HUXLEY.

O presidente LOGAN está em audiência com o presidente russo quando MIKE lhe transmite o problema de ONTÁRIO.

BAUER fornece as imagens dos terroristas para a UCT. EDGAR tenta descobrir suas identidades e CLHOE, agora reabilitada (tinha caído em desgraça por ajudar BAUER), fica sabendo que o líder deles é BERECH. Uma mensagem dos terroristas é transmitida do terminal em rede nacional. Exigem que LOGAN não assine o tratado anti-nuclear com o presidente russo. Dão um prazo de 90 minutos para então, não satisfeitos, explodirão o aeroporto, onde centenas de pessoas estão feitas reféns.

DIANE, que está com CURTIS, fica sabendo que seu filho é um dos reféns e, desesperada, implora para que BAUER a ajude. Um dos reféns é executado de maneira dramática perante as câmeras e todo o país fica sabendo do drama de ONTÁRIO. O filho de DIANE, DEREK, é o próximo a ser executado dentro de quinze minutos. JACK quer que CURTIS invada o aeroporto para salvar o garoto. Este reluta em fazer isso. BAUER manda para a UCT fotos dos coletes usados pelo terrorista e pede para CLHOE entrar em contato com o fabricante e saber onde está colocado o explosivo,

MARTHA LOGAN, esposa do presidente, com a ajuda de EVELYN, assistente do seu marido, procura descobrir a fita telefônica onde está gravada a mensagem que PALMER lhe passara e que foi adulterada. Ela é procurada pelo agente PEARCE, a mando de WALT CUMMINGS, Secretário Geral da CASA BRANCA. Quando PEARCE a encontra, no arquivo, ela já conseguira a fita. DEREK será executado em três minutos e BAUER espera, ansioso, a informação de CHLOE acerca do ponto vulnerável dos coletes dos terroristas. No momento da execução de DEREK ele atira num desses coletes ocasionando uma explosão. Isso faz prolongar a agonia de DEREK.

O presidente LOGAN fica sabendo dessa explosão e que JACK BAUER, que ele julgava morto, está à testa disso tudo. BUCHANAN é obrigado a contar ao presidente a armação que foi feita em torno da suposta morte do agente. LOGAN exige explicações, completamente fora de si. 

BERESCH recebe um comunicado de seu superior que JACK BAUER está no interior do terminal. Ele ameaça matar DEREK caso o agente não se entregue. BAUER não vê outra solução. Entrega-se e é amarrado.

         

A Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro FRANCENILDO SANTOS COSTA. O delegado da PF WILSON DAMÁZIO disse que, como já configurado o crime, o inquérito pode ser aberto por iniciativa da própria PF. O caseiro acusa o ministro ANTÔNIO PALOCCI de freqüentar uma mansão de BRASÍLIA onde assessores seus faziam partilha de dinheiro irregular. Na última quinta-feira surgiu a suspeita de que FRANCENILDO estava sendo pago para fazer isso, por ter recebido 25 mil reais de um empresário do PIAUÍ. A oposição acusa a própria PF de ter quebrado ilegalmente o sigilo do caseiro – um extrato da conta dele na Caixa Econômica Federal foi tirado quando FRANCENILDO prestava declarações na polícia. O delegado DAMÁZIO nega que a PF tenha tirado o extrato, embora reconheça que o cartão bancário do caseiro foi fotocopiado junto com os documentos de identidade. A CAIXA abriu “procedimento de investigação” sobre o caso. No Senado, o episódio produziu hoje sucessivos pedidos de quebra de sigilo. A oposição quer informações sobre a movimentação bancária de FÁBIO LUÍS LULA DA SILVA, filho do presidente LULA, e do presidente do SEBRAE, PAULO OKAMOTTO, que é amigo de LULA.

Musa do pintor DI CAVALCANTI (1897-1976), MARINA MONTINI, morreu hoje, às 6:10 horas, de insuficiência hepática. Ela sofria de cirrose e havia sido internada na manhã de domingo, no Hospital dos Servidores do Estado, sentindo fortes dores. Tinha 58 anos. Com 1,80 m, boca carnuda e corpo exuberante, MARINA posou durante sete anos para o pintor. De turbante preto, óculos escuros e vestida de branco, aparece, chorando muito, no velório de DI, no Museu de Arte Moderna, do RIO. A cena correu mundo no documentário que GLAUBER filmou sem autorização da família do morto. DI, de GLAUBER, foi interditado para exibições no País, mas ganhou a PALMA DE OURO do curta-metragem no Festival de CANNES e ostenta a fama de ser uma dupla súmula artística – do pintor e do cineasta.
MARINA MONTINI fez grande sucesso ao posar nua na PLAYBOY, nos anos 1970. Com o agravamento de saúde, e enfrentando sérias dificuldades financeiras, MARINA passou oito meses morando no RETIRO DOS ARTISTAS, em JACAREPAGUÁ, entre 2003 e 2004. Segundo a direção da Casa, ela chegou lá muito doente, por causa do álcool, mas conseguiu se recuperar. Atualmente, morava no LEME, na zona sul do RIO, em companhia de uma amiga. Era viúva e não tinha filhos. O enterro está marcado para amanhã, às 14 horas, no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO.

Nesta noite, o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, inaugurado pela manhã, foi palco de um coquetel para celebrar sua inauguração. Além de secretários de Estado e municipais, o prefeito JOSÉ SERRA apareceu. “O Museu da Língua Portuguesa” é uma bela invenção e vai ser também um instrumento de educação”, disse o prefeito.

O senador EDUARDO SUPLICY fez a festa dos humoristas do PÂNICO NA TV!, quando chegava ao aniversário do ex-ministro JOSÉ DIRCEU, comemorado nesta segunda-feira, na Cervejaria ESTÂNCIA ALTO DA SERRA, em SÃO PAULO. Fantasiados de LULA, ROBERTO JEFFERSON e ENÉAS, os comediantes pediram que SUPLICY explicasse o programa de renda mínima, uma de suas criações, e simularam um cochilo enquanto o senador, famoso pelo discurso lento, falava. Eles também perguntaram se ele não se sentia constrangido em estar no mesmo evento que a ex-mulher MARTA SUPLICY. A festa dos 60 anos de DIRCEU terminou sem que o aniversariante recebesse uma torta levada pelo trio de humoristas.

O presidente de ANGOLA, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, está hospitalizado na CLÍNICA SÃO VICENTE, no RIO. SANTOS veio ao BRASIL para tratamento médico e sofreu uma reação alérgica ao contraste usado num exame. Ele foi levado para a clínica, onde foi internado na Unidade Coronariana Intensiva. SANTOS estava consciente e possivelmente teria alta amanhã, após novos exames.
A chegada do presidente SANTOS, por volta das 11:30 horas, chamou a atenção dos demais pacientes da clínica. Após ser atendido, ele foi transferido para um quarto. Ao menos quatro seguranças permaneceram no corredor, em frente ao quarto. Outros ficaram no estacionamento da clínica.
SANTOS, de 64 anos, partiu de ANGOLA na quinta-feira, dia 16, rumo ao BRASIL, para fazer uma revisão médica devido a uma lesão no pé esquerdo. Não é a primeira vez que o presidente vem ao país se tratar. Ele fez uma cirurgia no pé na SÃO VICENTE há seis anos e retorna periodicamente para avaliação médica e check-up, em estadas cercadas de sigilo. SANTOS está no poder a 27 anos.

ANUNCIADA a compra da AMERICAN EXPRESS no BRASIL pelo BRADESCO por 490 milhões de dólares, ou 1,04 bilhão de reais. A operação, negociada desde agosto de 2004, ainda deverá ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Direito Econômico. Em SÃO PAULO.  

O IRAQUE completou hoje três anos sob ocupação dos ESTADOS UNIDOS sem que seus políticos tenham conseguido formar um governo de unidade nacional. A violência também não foi contida; hoje, pelo menos 20 pessoas morreram em ataques de franco-atiradores em várias cidades iraquianas. “Diante dos contínuos relatos de matanças e represálias, compreendo que alguns americanos tenham sua confiança abalada”, disse o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH. Mais de 70% dos americanos acham que o IRAQUE está à beira da guerra civil. Em artigo publicado no jornal THE NEW YORK TIMES, o general da reserva dos EUA PAUL D. EATON, que treinava militares no IRAQUE, faz duras críticas ao secretário americano de Defesa, DONALD RUMSFELD, e pede a sua renúncia.

As centrais sindicais francesas convocaram uma greve nacional para o dia 28 de março, em protesto contra o CONTRATO PRIMEIRO DE TRABALHO, com o qual o governo pretende reduzir o desemprego entre os jovens. As entidades conclamaram estudantes e trabalhadores a participar de novas manifestações de rua amanhã e quinta-feira.    

O poderoso ciclone LARRY arrasou hoje, com ventos de até 300 km/h, a costa nordeste da AUSTRÁLIA. A tempestade arrancou telhados, árvores, deixou milhares de desabrigados e milhões em prejuízos para a agricultura e o turismo. O ciclone LARRY chegou à AUSTRÁLIA atingindo a área costeira do Estado de QUEENSLAND, conhecido pelas plantações de banana, cana de açúcar e pelos recifes de GREAT BARRIER, que figuram entre as principais atrações turísticas do país. 

DEMITIDO da Universidade Nacional de SEUL o cientista WOO-SUK HWANG, de 53 anos, que fraudou pesquisas com células-tronco e clonagem humana. Até as denúncias vierem à tona, HWANG era considerado herói nacional. Recebeu do governo 31,8 milhões de dólares em fundos para pesquisa, além de 6,2 milhões de dólares de doações particulares. Seis professores que trabalhavam com ele foram suspensos ou tiveram seus salários reduzidos. Na CORÉIA DO SUL.

2 007     :      -     TERÇA-FEIRA
Estamos entrando no outono. O calor que fizera em março já não é mais o mesmo. Chove de vez em quando. Faço a habitual leitura do Diário Oficial. A publicação da reforma do CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está encruada. Hoje é publicada a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM RUBENS APARECIDO RAFAEL, que vinha comandando o 49º BPMI.
Em SÃO PAULO, aonde chego por volta das 12:30 horas, passo pela Sociedade e vou iniciar a minuta de uma certidão comprobatória da participação de AMANDO PINTO DA SILVA na revolução de 1932, a pedido de seu filho EDNILSON TÓFOLI. Com a morte do pai, ele quer que a Pensão Especial passe para sua mãe. AMANDO pertenceu a um batalhão formado em BAURU, no local denominado CHAVANTES.
Dou um pulo até o MMDS para ver como as coisas estão se deslanchando. O VICTÓRIO acha-se no RESIDENTIAL TOWER, onde temos um escritório. RONALDO e AMÉRICO me atendem. Também eles estão empenhados em serviços.
Procuro fazer uma ligação para o MAJOR PM OLÍMPIO, que está aniversariando hoje. Depois que se investiu do cargo de deputado estadual não é fácil conversar com o mesmo. Fica apenas a mensagem na secretária eletrônica.
O presidente GINO não comparece hoje na Sociedade. O CORONEL MENDES está com um tremendo “pepino” no fórum de ATIBAIA, em audiência de um processo trabalhista. Procuro ver o estrago causado com a queda de parte do teto de gesso. É uma lástima essa situação. Justamente o local nobre, onde fazemos as reuniões, sofre esse problema. Fica um enorme buraco, dando para ver as telhas. Faço uma ligação para o Comandante do Bombeiro da Capital. Quem me atende é o TENENTE-CORONEL PM TOMIZAWA (está no comando interino). Explico-lhe a situação e ele fica de mandar um tenente ver o estrago.
Comparecem na Sociedade o LUIZ SÉRGIO CARRARO e o VIVIANO FERRANTINI. O primeiro ainda quer consertar alguns erros contidos num dos anexos à ata de 26 de janeiro de 2006, no caso”REGINA CELENTANO”, e o VIVIANO vem pagar a sua anualidade. Diz que possivelmente em abril tenhamos o retorno das atividades da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. O presidente da Associação Comercial é agora o nosso já conhecido ALENCAR BURTI (já foi presidente e justamente quando se criou a Comissão Cívica e Cultural, em 2002).
Retornando para GUARULHOS, nesta noite recebo um telefonema da Professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Quer ela que recomecemos a luta pelo TÚNEL NOVE DE JULHO, cujo processo vai se arrastando sem que saia uma sentença definitiva. Marcamos a data de 29 de março, uma quinta-feira, para uma reunião no “AMORE MIO” do WÁLTER TAVERNA. Pretendemos revitalizar as atividades da COMISSÃO “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. Como estamos nos aproximando do 23 de maio, data significativa para o JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista, precisamos planejar algum movimento. 

MARCELA DE JESUS FERREIRA, o bebê que nasceu com anencefalia em 20 de novembro, completou hoje quatro meses de vida, superando todas as expectativas médicas. Ele sobreviveu a paradas cardíaca e respiratória e desde ontem está resfriada.
Por isso, a pediatra MÁRCIA BEANI BARCELLOS informou que a menina voltou a tomar antibióticos para prevenir um eventual quadro de pneumonia, o que poderia comprometer sua saúde. Como a família, que mora na zona rural, encontra dificuldades para alugar um imóvel perto da Santa Casa, uma assistente social do município está ajudando na busca. MARCELA continua em um dos quartos da SANTA CASA DE PATROCÍNIO PAULISTA. 

“A dor que eu sinto pela perda de meu netinho parece que nunca vai ter fim. Quero que ela pague por tudo que fez”. A declaração é do aposentado REMO GONÇALVES, de 59 anos, que pede a condenação da própria filha, TATIANA CRISTINA GONÇALVES, de 27 anos. A ex-vendedora é acusada de espancar e matar o filho OCTÁVIO GONÇALVES RAGAZZI, de 4 anos. Os quatro irmãos de TATIANA também querem vê-la atrás das grades.
O atual marido de TATIANA, MÁRCIO DE SOUZA, de 31 anos, também é acusado pelo crime. Ele está preso na Cadeia Pública de PIRACAIA, a 90 km da Capital. O assassinato ocorreu em 12 de julho de 2006 e chocou moradores de PIRACAIA e de toda região de ATIBAIA. O que revolta os familiares é saber que a própria mãe da criança, mesmo depois de ter admitido em depoimento à Justiça que espancou o filho, continua em liberdade.

A Polícia Civil prendeu, ontem à noite, o pintor industrial JOÃO BATISTA DOS SANTOS, o “JÃO”, de 22 anos, acusado de efetuar o disparo que matou a menina VITÓRIA GABRIELLY, de 3 anos, em MAUÁ. O tiro atingiu o coração da garota, que estava no colo do avô quando JOÃO – detido em MONGAGUÁ – e o comparsa dele anunciaram um assalto, em 26 de fevereiro. A morte da menina é o desfecho de um crime arquitetado por um motivo banal. O funcionário da pizzaria da família da vítima, ALEX TEIXEIRA DA SILVA, de 19 anos, forneceu informações sobre a rotina dos comerciantes a dois ladrões simplesmente porque seus patrões limitavam a refeição oferecia a ele durante o expediente.

Por cinco votos a quatro, o Conselho Superior do Ministério Público aprovou hoje a efetivação do promotor THALES FERRI SCHOEDL nos quadros do Ministério Público. Em 30 de dezembro de 2004, durante um luau na RIVIERA DE SÃO LOURENÇO – condomínio de classe alta de BERTIOGA, litoral sul – SCHOEDL matou a tiros de pistola 380 o jogador de basquete DIEGO MENDES MODANEZ e baleou FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, ambos de 20 anos. Ainda cabe recurso da decisão.
SCHOEDL havia sido expulso do MP em setembro de 2005, mas entrou com mandado de segurança no ÓRGÃO ESPECIAL do TRIBUNAL DE JUSTIÇA e conseguiu sua reintegração ao cargo em maio de 2006.
Agora, cabe ao corregedor geral do MP recorrer da sentença. Para expulsar SCHOEDL é preciso maioria absoluta de votos dos procuradores.

Os conflitos dentro do “BBB7” prometem arrefecer sensivelmente daqui para a frente. Hoje, com 85% dos 55,3 milhões de votos, foi eliminado da competição ALBERTO, que levava a disputa de um milhão de reais, quase às últimas conseqüências. Esse paredão bateu o recorde anterior, de 41,2 milhões, registrado em 13 de fevereiro, na eliminação de FERNANDO LUIZ. Com isto segue ainda mais favorito ao prêmio DIEGO, alvo preferencial de ALBERTO desde que conseguiu engatar um triângulo amoroso com a mineira ÍRIS e a carioca FANI, ambas já fora do páreo.
Mesmo com a saída de ALBERTO, a densidade demográfica da Casa mais vigiada do BRASIL não vai se alterar. Hoje, antes do anúncio do resultado do paredão, juntou-se aos enclausurados o portenho PABLO ESPOSITO, sétimo eliminado do “GRAN HERMANO 4”, a versão Argentina do reality show. Ainda que não dispute o prêmio milionário, o argentino de 24 anos não chega só para fazer parte da paisagem. Ele terá papel essencial na prova do líder marcada para quinta-feira, dia 22.

Terminou hoje a novela “BICHO DO MATO”. O vilão RAMALHO foi morto por LILI, a jornalista e falsa justiceira vivida pela atriz ANA BEATRIZ NOGUEIRA. A moça foi presa, mas conseguiu fugir com a ajuda de sua irmã e comparsa RUTH (MIRIAM FREELAND). A dupla acabou morta depois de ser perseguida pela polícia uma cena inspirada no filme “THELMA & LOUISE” (1991): saltaram com o carro em um precipício. Além dessa cena, a novela trouxe outra novidade: o casamento de JUBA (ANDRÉ BANKOF) e CECÍLIA (RENATA DOMINGUEZ) foi feito por um padre. A RECORD nunca havia mostrado numa novela uma cerimônia religiosa.   

Um dos homenageados da 18ª edição do SALÃO CARIOCA DE HUMOR, que aconteceu na terça-feira, dia 20, na Casa de Cultura LAURA ALVIM, no RIO, MIGUEL MAGNO recebeu o carinho de amigos como VERA HOLTZ após apresentação de “QUEM TEM MEDO DE ITÁLIA FAUSTA?”. Convidada de honra da festa, FERNANDA MONTENEGRO elogiou os autores da peça, que se tornou um marco da cena cômica carioca no fim dos anos 1970. “Quem merece todas as honras é essa geração de atores e autores”, disse.

Liberada a cantora BRITNEY SPEARS. Ela recebeu alta da clínica de reabilitação PROMISES MALIBU TREATMENT CENTER, nesta terça-feira. Estava internada desde o fim de fevereiro.

Anunciada a compra da LEÃO JÚNIOR pela COCA-COLA. O valor do negócio não foi confirmado, mas analistas estimam que tenha girado em torno de 230 milhões de reais. A LEÃO JÚNIOR produz o MATTE LEÃO, líder de vendas entre os chás prontos. Como a COCA-COLA já atua nesse mercado com a marca NESTEA, a venda precisará ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Em CURITIBA.

Falece TAHA YASSIN RAMADAN, político iraquiano. Nasceu em 1938.

O DIÁRIO OFICIAL DE 20 DE MARÇO DE 2007 PUBLICOU A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM RUBENS APARECIDO RAFAEL, COMANDANTE DO 43º BPMM. Nasceu em 7 de junho de 1956. Entrou para a PMESP no dia 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1982; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 agosto de 1996; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2001.

2 008      :      -     QUINTA-FEIRA           94104 154 18164
Não consigo encontrar uma saída para a minha situação financeira. Os gastos domésticos estão me fazendo avançar nos vencimentos do mês que vem. Isso é como se fosse uma “bola de neve”, aumentando cada vez mais. Muitos coronéis participam de movimentos que tentam demover o governador da idéia vergonhosa de deixar os inativos de lado nos reajustes salariais. Mascarando esse reajuste com outros títulos, como por exemplo “ADICIONAL DE LOCAL DE EXERCÍCIO”, vai deixando de lado os “velhinhos”. Isso precisa parar, pois senão iremos entrar (nós, os idosos) em total inadimplência.
Procuro desanuviar meus pensamentos com a leitura dos jornais e digitando minhas memórias no computador. Isso vai até 11 horas. Depois, numa van, encaminho-me para a PRAÇA DA SÉ. Na Sociedade tenho uma surpresa. O MENDES pretende mudar a data do “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, face o nosso compromisso junto ao IHGSP que fará realizar um grande evento na Faculdade de Direito em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil.
Num contato telefônico que tenho com o MENDES ele me comunica que deverá ir para o PARAGUAI na semana que vem, a serviço da maçonaria. Estará impedido de comparecer no dia 26 na Sociedade. Acerto então com o GINO, também por telefone, marcar a data de 9 de abril para realizar o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, tanto para os de março como também para os de abril. Entro em contato com o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, um dos aniversariantes de março, dessa decisão tomada.
Lendo jornais “A GAZETA” de setembro de 1933, vejo na primeira página de cada dia os depoimentos de autoridades que participaram do Movimento Constitucionalista de 1932 e que digitalizei alguns deles (agora quem está fazendo isso é a funcionária MARINEI).

A CET registrou 188 quilômetros de lentidão às 19 horas, na saída do paulistano para o feriado da PÁSCOA. A MARGINAL TIETÊ, que esteve lenta a maior parte do dia, chegou a atingir 14,7 km de congestionamento próximo da AYRTON SENNA. 

O outono chegou ao BRASIL hoje de madrugada, às 2:48 horas, quando o sol passou pela Linha do EQUADOR. O primeiro dia da nova estação na capital foi típico de verão: mínima de 18ºC, com pancadas de chuva à tarde.
O Ginásio de Esportes do CLUBE CORINTHIANS foi palco, hoje, de uma importante cerimônia: a formatura de 595 policiais militares pelo Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).
O curso, que tem a duração de três meses e meio, habilita os profissionais a serem promovidos à graduação de 1º Sargento. Entre as diversas autoridades presentes estavam o Sub-Comandante da PMESP, CORONEL PM DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO; o Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP), CORONEL PM ISIDRO SUITA MARTINEZ e o Presidente da Diretoria Executiva da AFAM, CORONEL PM Res ROBERTO ALLEGRETTI.
O SARGENTO PM JOSÉ LUÍS TREVISAN foi escolhido pela Comissão de Formatura, professores e alunos do CFAP, por ter se destacado como aluno do mês de fevereiro. Um outro sargento nosso conhecido, que também se aperfeiçou no CFAP é o SARGENTO PM OLIVEIRA, associado do núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em GUARULHOS.

LUIZ ANTÔNIO NEVES PEPE, de 19 anos, neto do presidente do MASP, JÚLIO NEVES, morreu hoje de madrugada, em acidente de trânsito. PEPE bateu seu jipe CHEROKEE em um ônibus, bateu num poste e capotou no cruzamento das Avenidas JORNALISTA ROBERTO MARINHO e ENGENHEIRO LUÍS CARLOS BERRINI, na zona sul. 

O menino de três anos que estava dentro do VECTRA que atropelou, na tarde de terça-feira, dia 18, GABRIELE DE LIMA SANTOS, de 4 anos, está triste e preocupado com a menina, que perdeu parte da perna esquerda. O atropelamento ocorreu no bairro PEDREIRA, em ITAQUAQUECETUBA. Segundo a mãe da criança, a dona-de-casa ELIENE SANTOS, de 36 anos, desde o acidente, o garoto demonstra preocupação com GABRIELE e anda bastante quieto. A polícia acredita que, na ocasião do acidente, o menino tenha entrado no carro, que estava parado na frente de sua casa, e soltado o freio de mão ou desengatado o VECTRA.

Duas crianças e uma mulher foram seqüestradas por uma quadrilha, que invadiu e assaltou uma chácara, no bairro TORRÃO DE OURO, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a 85 km de SÃO PAULO, ontem à noite. O desenhista MAURÍCIO DE SOUZA seria uma das pessoas que ajuda a manter o local, onde funciona também um pesqueiro. Até a noite de hoje, os criminosos ainda não tinham pedido resgate dos reféns.

Policiais militares do 18º Batalhão da Policia Militar, da zona norte, acabaram com a festa da facção criminosa PCC nesta tarde. Em um churrasco organizado no JARDIM RINCÃO, região do JARAGUÁ, dez suspeitos de integrar a quadrilha acabaram presos, e duas bananas de dinamite com a sigla da facção foram encontradas junto da drogas e dois coletes à prova de balas. O ASPIRANTE A OFICIAL MIGUEL SANTIAGO FILHO contou que a PM recebeu uma denúncia de que integrantes do PCC estariam fazendo uma festa na altura do número 55 da Rua SOL DA LIBERDADE. A comemoração celebraria a morte de um integrante de uma facção rival, assassinado no dia anterior.  

HÉRBERT DE SOUZA, um dos três apresentadores da nova fase do “AQUI AGORA”, do SBT, foi demitido nesta quinta-feira, após gritar e agredir sem motivo aparente um dos produtores do programa enquanto uma matéria era exibida.

Ao admitir que o Estado do RIO vive uma epidemia de dengue, o secretário Estadual de Saúde, SÉRGIO CÔRTES, pediu hoje desculpas à população pelas filas nas emergências das unidades hospitalares. Ele recomendou às vítimas da doença que tenham paciência e esperem o atendimento, já que o mais importante é receber o tratamento adequado ainda na fase inicial. Já são 48 mortes no Estado neste ano, 30 delas na capital. Só no município do RIO, foram contabilizados 3.286 casos novos entre quarta-feira e hoje. Desde janeiro, são 23.555 infectados na capital e pelo menos 35.901 no Estado.
Tradição que completou 263 anos à meia-noite de ontem, a PROCISSÃO DO FOGARÉU subverteu a via-sacra e tornou-se a principal atração da Semana Santa na Cidade de GOIÁS (GOIÁS VELHO, antiga capital do Estado, a 130 quilômetros de GOIÂNIA). Em vez da multidão, tribunos e soldados judeus enviados pelo sumo sacerdote CAIFÁS para prender JESUS, quem corre atrás do MESSIAS são inquisidores espanhóis mascarados – os farricocos.
Para que haja um efeito visual bonito, as lâmpadas elétricas das principais ruas da cidade são desligadas e substituídas por 450 archotes, distribuídos para a multidão. Compõe-se, assim, um quadro quase medieval, visto que as casas da cidade ainda mantêm a fachada original do período colonial. Ao contrário de outras procissões, a do FOGARÉU tem ritmo rápido e desorganizado e dura menos de uma hora e meia. A ação dos farricocos acaba por funcionar como um mea-culpa da Igreja Católica ao misturar a prisão de JESUS com a SANTA INQUISIÇÃO que, em sua intolerância, mandou milhares de pessoas para a fogueira na IDADE MÉDIA e início da MODERNA.    

A fase do SÃO PAULO não é mesmo das melhores. Hoje, o TRICOLOR conseguiu um ótimo empate por 1 a 1 com o SPORTIVO LUQUEÑO, no PARAGUAI. Com o resultado, chegou aos cinco pontos e assumiu a liderança isolada do Grupo 7. Por quê então lamentar a fase do SÃO PAULO? É que o TRICOLOR vencia o jogo até os 46 minutos do segundo tempo e comemorava uma boa vitória fora de casa. Além, é claro de disparar de vez na liderança do grupo. Eis que o gol de DUARTE, já nos descontos, fez voltar à tona todos os problemas da equipe e os jogadores deixaram o Estádio FELICIANO CÁCERES cabisbaixos.

O jogador inglês DAVID BECKHAM e o rei PELÉ foram as estrelas da festa da Liga Norte-Americana de Futebol, que aconteceu nesta quinta-feira, em NOVA YORK. O evento teve como objetivo arrecadar 300 mil dólares para ajudar na construção de um campo de futebol no bairro do HARLEM, em NOVA YORK, e no desenvolvimento de programas juvenis extra-escolares. Já sem usar aliança, PELÉ – que atuou nos gramados americanos junto ao N.Y. COSMOS durante a metade da década de 1970 – foi homenageado com um troféu entregue pelo jogador do L.A. GALAXY.

Pelo menos uma tenista russa estará na final do INDIAN WELLS na CALIFÓRNIA. MARIA SHARAPOVA, número 5 do ranking mundial, enfrentará SVETLANA KUZNETSOVA, número 3, nas semifinais. Para conseguir sua vaga, SHARAPOVA ganhou da eslovaca DANIELA HANTUCHOVA, número 8. KUZNETSOVA eliminou a polaca AGNISKHA RADWANSKA.
No masculino, o espanhol RAFAEL NADAL, número 2 do mundo, devolveu a derrota nas semifinais na AUSTRÁLIA para o novato francês JO-WILFRIED TSONGA. Não foi fácil. TSONGA venceu o primeiro set, mas NADAL virou. Outro espanhol, JUAN CARLOS FERRERO, foi eliminado pelo argentino DAVID NALBANDIAN. O adversário de NALBANDIAN será o norte-americano MARDY FISH. Outros confrontos: ROGER FEDERER e TOMMY HAAS, STANISLAS WAWRINKA e NOVAK DJOKOVIC. 

A CHINA ampliou drasticamente sua presença militar no TIBETE nos últimos dois dias, diante da dificuldade em controlar manifestações que se espalharam para o interior da região e para outras províncias do país. Os protestos continuam a ocorrer, apesar de o dalai-lama ter ameaçado, ontem, renunciar à chefia do governo tibetano no exílio caso a violência na região não chegasse ao fim.
Hoje, o líder espiritual dos tibetanos afirmou que é incapaz de interromper a onda de rebeldia iniciada no dia 10 de março. “Eu não tenho autoridade. Eu não tenho o poder de dizer ao movimento para calar-se”, declarou o dalai-lama em entrevista na cidade indiana de DHARAMSALA, sede do governo no exílio.    

O líder do Partido Democrata Cristão, YVES LETERME, assumiu hoje como primeiro-ministro belga, pondo fim a nove meses de crise política, durante a qual o país ficou sem governo e sob o risco de dividir-se entre suas duas principais regiões – FLANDRES, no norte, cuja população fala holandês ou flamengo; e VALÔNIA, no sul, de língua francesa. Numa cerimônia presidida pelo rei ALBERT II, LETERME e seus 14 ministros tomaram posse. O novo governo belga, formado por cinco partidos, comprometeu-se em reduzir juros, ampliar benefícios sociais e endurecer leis de imigração.

O VATICANO rejeitou hoje as acusações do líder da AL-QAEDA, OSAMA BIN LADEN, segundo o qual a publicação de charges que ridicularizam o PROFETA MAOMÉ faz parte de uma “nova cruzada” liderada pelo PAPA BENTO XVI. “São acusações totalmente infundadas”, disse o porta-voz do VATICANO, FEDERICO LOMBARDI, em resposta à gravação de áudio de BIN LADEN – divulgada pela Internet na véspera, aniversário do fundador do ISLÃ e da invasão do IRAQUE pelos EUA.

A morte de CHANTAL SÉBIRE, uma professora de 52 anos que lutava pelo direito de morrer para acabar com o sofrimento de estar com o rosto cruelmente desfigurado por um tumor raro, reabriu a controvérsia na FRANÇA sobre a eutanásia. O tribunal de DIJON ordenou a abertura de uma investigação judicial para saber como ela morreu.
SÉBIRE foi encontrada morta ontem, no seu quarto, por uma de suas filhas, dois dias depois de a Justiça ter negado o seu pedido para que recebesse uma injeção de uma substância letal. Algumas horas antes de morrer, seu médico, EMMANUEL DEBOST, havia sido recebido no Palácio do ELISEU pelo presidente NICOLAS SARKOZY na presença também de um conselheiro científico do presidente e de um outro médico. O ELISEU propôs que um colégio de profissionais de saúde “do mais alto nível” estudasse o caso.
SÉBIRE tinha uma forma extremamente rara de câncer na cavidade nasal. A progressão do tumor deformou todo o seu rosto e provocava dores terríveis. Resta o mistério sobre sua morte. A luta de SÉBIRE pelo direito de morrer provocou intensos debates.
Na noite de hoje, foi realizada uma autópsia no seu corpo, que deixou o advogado da vítima, GILLES ANTONOWICZ, indignado. Horas antes da decisão judicial, ele afirmara: “Se fizerem a autópsia será vergonhoso. Se ela tivesse se jogado num canal próximo ao seu apartamento, não haveria investigação”. 

20 de MARÇO DE 2008       doc. nº 41 – 2008
www.fortalweb.com.br/grupoguararapes

As forças retrógradas, que balizam e sustentam o pensamento político do atual governoerno, insistem em promover, ao menor sopro de discordância de suas idéias, toda sorte de agressões e manobras visando silenciar seus opositores.
É preciso que os marqueteiros de plantão e doutos pensadores a serviço de certos partidostidos políticos, que acordem, pois, em breve estaremos comemorando um século da falida Revolução Socialista implantada na antiga URSS. Chega de saudosismo barato, com que se servem os atuais trogloditas do pensamento de Marx, que ocupam postos no Governo Federal, que insistem em vender aos nossos inadvertidos jovens brasileiros, figuras como Che Guevara, Fidel Castro, Mao Tsé-Thung e filosofias requentadas usadas pela já fossilizada turma de Gramsci, que só servem aos arqueólogos do pensamento humano ou aqueles que teimam em vivificar estes absurdos em terras tupiniquins.  
Curiosamente, no período revolucionário, o humorista Millôr Fernandes cunhou uma frase muito a gosto dos ditos intelectuais da época que dizia:"Livre pensar é só pensar!" No entanto, cumpre lembrar que antes da decretação do AI-5, a liberdade de imprensa era ampla no nosso Brasil.
Neste 20 de Março de 2008, comemoram-se 40 anos do atentado contra a sede do consulado dos Estados Unidos na capital paulista. A explosão perpetrada pela Vanguarda Popular Revolucionária, resultou na perda da perna do brasileiro Orlando Lovecchio Filho, então com 22 anos e enterrou uma promissora carreira de piloto comercial. Entre os criminosos que participaram desta covardia, está Diógenes Carvalho Oliveira, que recebe dos cofres da nação, à guisa de "perseguido político", a quantia mensal de R$1627,00 e lhe foi atribuído uma indenização de R$400.000,00 enquanto a vítima a irrisória quantia de R$571,00, sem nenhuma indenização do Estado Brasileiro.Este facínora, com curso de explosivos em Cuba, ainda atacou dois quartéis, participou de quatro assaltos e uma execução sumária, estando envolvido na morte do capitão Charles Chandler na frente de seus familiares. Este ato materializa a covardia daqueles criminosos para o diálogo, mancha nossa Nação, vilipendia o direito e apunhala a convivência harmônica entre nossos concidadãos. Não fossem estes e outros atentados perpetrados por TERRORISTAS da época, certamente a censura aos veículos de informação jamais teria sido anunciada e implantada.
A recente denúncia, feita numa reunião na OEA por jornalistas brasileiros, sobre o cerceamento da liberdade de imprensa em nosso país, causa inquietação quando lembramos do afastamento de certos âncoras, emudecidos dos telejornais. Há em nosso país censura velada? Que tipo de democracia, setores do atual governo querem implantar, quando tentam sem resultados,modificar a Lei de Imprensa? Quando criam a televisão "chapa branca" deo Sr. Franklin Martins?Quando tentam negar à oposição, o basilar direito ao contraditório.ório?

O GRUPO GUARARAPES conclama os arautos da esquerda, a adotar o pensamento atual do ex- seqüestrador e atual Deputado Federal Fernando Gabeira, quando entende queue o Capitalismo é a ferramenta a ser usada para reerguer a Cidade do Rio de Janeiro. Concluindo: LIVRE PENSAR HOJE É SÓ PENSAR?
ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº 12 58 93, Cartório do 1º registro de títulos e documentos, em Fortaleza.  Somos 1.426 CIVIS - 43 da Marinha - 446 do Exército - 45 DA FAB total 1960 18 de março de 2008.8008



Nasce MURILLO DRUMOND, filho da VIOLETA MISTRAL E LEANDRO DRUMOND, no Hospital SANTA CATARINA. Vem a ser neto da RITA REGINA e SEBASTIAN. Bisneto de TIA IRENE.

Começo a pensar no processo eleitoral que teremos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no mês de abril. Praticamente já está decidida a data de 30 de abril para a Assembléia Geral Eleitoral.

MARIO MARGARIDO vem se dedicando ao MMDC nesses últimos dias. Quando chego na Sociedade já o encontro trabalhando. A reforma do prédio está chegando ao seu final. O aspecto da Sociedade mudou muito nesses últimos dias. Agora estão consertando a fechadura da porta de entrada, cuja maçaneta estava danificada há muito tempo. MARIO convida-me para almoçar na AORRPM. Ali vamos encontrar o COLOMBO, DANIEL e o DANILO. Conversamos com vários oficiais sobre o atual Secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, que substituiu o RONALDO BRETAS MARZAGÃO. Espera-se que ele faça uma gestão profícua. É oriundo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e tem os ensinamentos necessários para dirigir esse órgão importante do governo.
No regresso ao MMDC, vou completar os documentos necessários para as eleições de abril: Edital de Convocação, Ofícios ao Diário Oficial e Diário do Comércio para publicação do Edital e a carta aos associados dando ciência da Assembléia Geral Eleitoral, mesmo porque sabemos que raríssimas pessoas lêem os jornais. O Presidente, GINO STRUFFALDI, não se acha presente nesta sexta-feira. Pelo telefone fica sabendo desses documentos que ele deverá assinar na segunda-feira, dia 23. Também não conto com a presença do CORONEL MENDES, a serviço da maçonaria na cidade de RIBEIRÃO PRETO.
Uma filha de ex-combatente, com 80 anos, telefona de SANTOS e solicita fotos de seu pai, em cima do trem blindado, em 1932. Ela pensa que esta Sociedade tem um acervo grandioso da Revolução Constitucionalista de 1932. Explico a ela que o MMDC foi criado em 7 de julho de 1954, vinte e dois anos após a revolução. Além disso, esse patrimônio foi duramente atingido pelo mau estado de conservação do prédio, perdendo-se muita coisa pelas águas da chuva infiltradas nos cômodos onde estava guardados os documentos. Mesmo assim vamos procurar no arquivo se encontramos alguma referência ao veterano VICENTE SOUZA BARROS.
O trabalho solo na Sociedade, sem contar com os outros membros da Diretoria Executiva não é fácil. Procuramos fazer o melhor que podemos, mas o que mais pesa são as críticas pueris daqueles que não acompanham o dia-a-dia da Sociedade. Estou cansado quando deixo o MMDC.
Em casa, na Internet, vejo os e-mails. Um deles está descrito abaixo:
         ESSE  CORONEL  É  DOS  MEUS  !!!
O testamento deixado pelo estilista e deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), de 71 anos, informa que seu patrimônio, de cerca de R$ 1,8 milhão, será usado para erguer uma entidade destinada à educação de órfãos. O orfanato deve se chamar Casa Clô. A ideia foi revelada pela advogada Maria Hebe Pereira de Queiroz, que fez o testamento em 2006.
Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), Clodovil foi enterrado na tarde de ontem no Cemitério ddo Morumbi, Zona Oeste de São Paulo, após ter o corpo velado na Assembleia Legislativa. Na declaração do parlamentar à Justiça Eleitoral em 2006, ele avaliou o patrimônio em cerca de R$ 1,8 milhão. Clodovil possuia uma casa de R$ 900 mil em Ubatuba, a 224 quilômetros da capital, e uma residência na Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, que vale R$ 800 mil. Mas esse último imóvel pode deixar de fazer parte do patrimônio, porque o IPTU não é pago desde 1998. Ele também tem um carro Mitsubishi estimado em R$ 85 mil. A advogada, no entanto, avisa que a casa de Ubatuba deve ser aberta para visitações.
O rosa -choque do gabinete do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) será substituído pelo vermelho-sangue do suplente que assumirá sua vaga na Câmara, o coronel Jairo Paes de Lira (PTC-SP). Aos 55 anos, o coronel da reserva da Polícia Militar Paes de Lira disse que é contra o casamento de homossexuais, é contra o aborto, defende a pena de morte e acha que todo cidadão de bem deve ter uma arma em casa para se defender.
Será uma mudança da água para o vinho na Câmara. “Não posso aceitar a chacina de uma criança no ventre materno” disse ontem o coronel. Paes de Lira deverá assumir a vaga de Clodovil Hernandes na Câmara. Ele espera ser convocado dentro de 48 horas pela presidência da Casa para assumir o cargo em Brasília. O coronel já sabe qual será uma das suas primeiras ações na Câmara: mudar a decoração rosa do gabinete do deputado Clodovil . “Não tenho nada contra o rosa , mas não é meu estilo. Vou adotar uma decoração padrão, mas é evidente que o deputado Clodovil levava uma vida totalmente antagônica à minha", disse o coronel

No segundo dia de mandato, o novo secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, afirmou que uma de suas maiores prioridades será fortalecer as corregedorias das polícias Militar e Civil. A declaração é feita durante cerimônia de formatura de 899 novos soldados da PM, realizada no VALE DO ANHANGABAÚ, onde o delegado-geral, MAURÍCIO LEMOS FREIRE, também esteve e confirma que seu cargo está à disposição do secretário.
FERREIRA PINTO nega que tenha intenção em fazer uma corregedoria independente e única. “Única não, porque cada uma tem as suas peculiaridades. A Policia Militar tem as suas peculiaridades e a Polícia Civil também tem suas características”, explica. Mas, garante que a intensificação do trabalho das corregedorias vai se tornar evidente em sua gestão. “Faremos das corregedorias redutos de seriedade, de combate à corrupção, aos desvios e abusos” A preocupação do novo secretário com a identificação de maus policiais se deve às últimas denúncias de corrupção e venda de cargos na polícia, envolvendo até o nome do ex-secretário adjunto da segurança, além de extorsão de donos de máquina caça-níqueis por parte de policiais militares, inclusive colocando uma tenente-coronel e um major sob suspeita. “Vamos apurar com transparência, sem espírito de corpo. Fortalecer as corregedorias é uma das principais metas. E vocês (jornalistas) podem cobrar de mim”, garantiu.
O novo secretário, que substitui RONALDO MARZAGÃO, já adianta que vai mudar postos de comando nas polícias na próxima semana. “Toda mudança é normal e vou fazê-las de acordo com critérios pessoais”, explicou o secretário. O novo secretário disse que vai combater o crime organizado. “É uma obrigação de todos nós”, disse.
Na presença do paraninfo GUILHERME BUENO DE CAMARGO, Secretário Adjunto da Segurança Pública, os formandos juraram preservar a ordem pública e defesa civil do Estado de São Paulo. Do total de formandos 586 irão atuar no Policiamento Territorial, 121 no Policiamento Rodoviário e 197 no Corpo de Bombeiros.
Também compareceram ao evento o Comandante Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ; o Comandante do Centro de Formação de Soldados, CORONEL PM PAULO CÉSAR FRANCO; os deputados Estaduais CAPITÃO PM CONTE LOPES e MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES.   

O microempresário MOACIR PAIM DE MOURA, de 49 anos, foi assassinado de maneira bárbara dentro de sua casa, em SÃO MIGUEL PAULISTA, ontem à noite. Três criminosos enrolaram o rosto de MOACIR com fita adesiva e amarraram os pés e as mãos dele. Depois, o espancaram. A mulher e as três filhas da vítima foram trancadas em outro quarto da residência. Os criminosos fugiram sem levar nada. O DHPP investiga o crime.
Seis meses antes de ser assassinado, MOACIR teve a mulher seqüestrada. Na época, a família morava no ITAIM PAULISTA, zona leste. Ela ficou 15 dias nas mãos dos bandidos. A família não descarta a possibilidade de os criminosos que mataram MOACIR serem os mesmos que seqüestraram a mulher.

O PM ADALBERTO MARTINS DOS SANTOS FILHO, de 47 anos, foi assassinado na noite de ontem com três tiros quando chegava à casa da sogra na Rua BONIFÁCIO GOMES MARTINS, em VILA RICA, zona leste. SANTOS FILHO trabalhou por 20 anos na ROTA, tendo atuado nos últimos dozes anos na parte de inteligência do grupo. O PM havia sido transferido há dois meses para o TRIBUNAL DE CONTAS do Estado.

Depois de 70 dias de buscas, a polícia de VOTUPORANGA, a 520 km da capital, encontrou hoje o corpo da microempresária CARMEM ANDREA ISSA CASTELLO, irmã do ex-BBB CARLOS ISSA CASTELLO, o CARLÃO, de 31 anos, participante da sexta edição do programa. O corpo estava numa vala dentro de um canavial, entre VOTUPORANGA e VALENTIM GENTIL. Três homens estão presos pelo crime. A polícia investiga a hipótese de que ela tenha sido morta pelos homens que ela própria teria contratado para matar seu ex-marido. Segundo familiares dela, a microempresária estava perturbada por perder a guarda de seu filho, de quatro meses, para o seu ex-marido, um carcereiro da Polícia Civil.
Depois da separação, em outubro de 2008, CARMEM foi morar num apartamento da família em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Segundo CARLOS, a irmã era bipolar e a convivência com os parentes e amigos era difícil. Por isso, ela foi morar sozinha. CARMEM foi vista pela última vez com vida em 5 de janeiro, em VOTUPORANGA. Ela foi até a casa do ex-marido para visitar o filho e chegou a fazer ameaças de morte a ele.
A família informou o desaparecimento na seqüência e iniciou as buscas. Recentemente, o ex-BBB participou de um programa de televisão para fazer um apelo à população. Na ocasião, ele informou as placas do carro da irmã, um FOX preto, que também estava sumido.
Dias depois, o carro foi encontrado com um dos detidos, em FERNANDÓPOLIS. Ele teria contado para a polícia que a microempresária morreu depois de uma discussão sobre o pagamento para matar o ex-marido dela. Pelo menos outros dois homens teriam participado do crime.

A adolescente A.C.B.S., de 17 anos, confessou hoje pela manhã que colocou o bolo envenenado na porta da casa da ex de seu namorado, a doméstica IVONETE RODRIGUES MENDES, de 30 anos, no Jardim SÃO NORBERTO, na região do GRAJAÚ, zona sul da capital. Três filhos de IVONETE – duas meninas de 4 e 6 anos e um menino de 5 – foram internados no Hospital Geral do GRAJAÚ depois de comerem o doce, na quarta-feira. Nenhum deles corre risco de morte.
A menor diz que planejou o crime junto com o namorado AMAURI ARAÚJO DE LIMA, de 21 anos, que é pai do bebê que a doméstica espera. A intenção, segundo a adolescente, era matar IVONETE, que está grávida de cinco meses, e não aceitaria o fim do relacionamento com LIMA. O acusado é procurado pela polícia para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Escondida no cortiço onde a pai mora, na Rua BARÃO DE JAGUARA, no CAMBUCI, A.C. foi detida pela PM depois de uma denúncia anônima. A menor prestou depoimento no 6º DP (CAMBUCI) – que assumiu as investigações iniciadas pelo 25º DP (PARELHEIROS).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), GILMAR MENDES, antecipou para quinta-feira o debate sobre o papel do Planalto nos processos de extradição. A idéia é aproveitar o julgamento de seis pedidos de extradição para definir se o Planalto continuará com a última palavra nesses processos. Trata-se de uma reação à movimentação do governo no caso do ativista político CESARE BATTISTI, cuja extradição foi pedida pela ITÁLIA e negada pelo ministro da Justiça, TARSO GENRO. O Planalto fez chegar ao STF um recado: se a decisão final ficar com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, BATTISTI não será extraditado. Pelas regras em vigor, o Supremo avalia apenas a legalidade e a procedência dos pedidos de extradição. Em julgamento ocorrido em junho, foi aprovado por unanimidade voto segundo o qual “a entrega do súdito ao Estado requerente fica a critério discricionário do presidente da República”. Agora, GILMAR MENDES quer mudar essa jurisprudência, para obrigar LULA a seguir as determinações do STF.

Os brasileiros ALAOR DO CARMO DE OLIVEIRA JÚNIOR e REYNALDO EID JÚNIOR foram condenados na CALIFÓRNIA à prisão perpétua. Acusados de terem seqüestrado uma brasileira e seu filho quando levavam imigrantes ilegais para dentro dos EUA, eles se disseram vítimas de armação da parte dela. MARY APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA, mulher de ALAOR, afirma que não teve apoio do ITAMARATY. A diplomacia brasileira em LOS ANGELES diz que tomou conhecimento do caso há pouco tempo e que já entrou em contato com os dois brasileiros.

Depois de muita confusão e reclamação, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu adiar para 2010 a implantação do novo critério de classificação, que daria o título ao piloto com o maior número de vitórias. Com a decisão, o Campeonato Mundial será definido pelos pontos, como nos últimos anos. A postura da entidade presidida por MAX MOSLEY se deve a uma reunião realizada hoje pela FOTA, associação que reúne as equipes da categoria. Os times contestaram a legalidade da mudança baseados no Código Esportivo Internacional, já que a alteração do regulamento foi anunciada menos de 15 dias antes da abertura do campeonato.
A FIA divulgou hoje um documento em que aceitava o critério: “No dia 17 de março, o Conselho da FIA rejeitou, de forma unânime, a proposta da FOTA sobre a divisão de pontos dos pilotos da Fórmula 1. A proposta do “winner takes all” (o maior vencedor leva o título) foi, então, aprovada. Se por alguma razão, a Fórmula 1 não concorda com o novo sistema, sua implementação será adiada para 2010.”

Foi a primeira vez na história que um presidente americano visitou um talk show. Tudo ia bem na conversa com JAY LENO, no “TONIGHT SHOW”, da NBC, quando BARACH OBAMA faz uma tentativa de piada e cometeu uma gafe.
LENO debochou do desempenho ruim do presidente ao jogar boliche e OBAMA concordou: “Bem, jogando boliche, eu podia competir com os paraolímpicos”, disse, rindo.
As TVs americanas amanheceram com gente protestando contra o comentário, e o portavoz da Casa Branca, BILL BURTON, soltou uma nota oficial com pedido de desculpas: “O presidente fez um comentário desastrado, ironizando sua inabilidade ao jogar boliche, mas não teve intenção de ofender os atletas paraolímpicos. Ele sempre considerou as Paraolimpíadas uma competição maravilhosa”, afirmou.       
 
Logo ao chegar a LUANDA, capital de ANGOLA, o PAPA BENTO XVI, recebido no aeroporto pelo presidente do país, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, e pelo corpo diplomático angolano, atacou o aborto, ressaltando que é uma “ironia” que ele seja incluído como ação de “saúde materna” e que é “desconcertante a tese dos que consideram que a supressão da vida é uma questão de saúde reprodutiva”.
A tônica das declarações de BENTO XVI foi a família, que ele defendeu como a base da sociedade.  O PAPA ressaltou que é sobre essa instituição que recaem os problemas do desemprego e das doenças, entre outros.
Em discurso proferido mais tarde a 25 bispos locais, reunidos na Nunciatura de LUANDA, onde se hospeda durante sua visita, o pontífice exigiu medidas econômicas e legislativas em defesa da família, “que está ameaçada”, e para a educação das crianças, além de reiterar a importância do casamento. Segundo BENTO XVI, a instituição da família é uma das “mais expostas e com maiores dificuldades”.  

2 010       :     -      SÁBADO
O outono começa hoje às 14:32 horas, mas a mudança da estação não deve trazer grandes alterações no clima. A previsão é de que o tempo quente e as chuvas contínuas de verão prossigam, ainda como resultado do EL NIÑO. O fenômeno só perde de intensidade a partir de maio, levando então à queda da temperatura.
O sábado é de intenso calor. Apesar da preguiça consigo atualizar minhas anotações, principalmente no computador. 

MURILLO DRUMOND está completando hoje o seu primeiro ano de existência. É filho da VIOLETA MISTRAL e LEANDRO DRUMOND, neto da RITA REGINA e SEBASTIAN, bisneto de TIA IRENE.

PAULO MALUF É EXPULSO DO PP: Aquele já foi a maior estrela do partido, o deputado federal paulista Paulo Maluf foi expulso neste sábado da legenda pela sua Executiva Nacional. O pedido de expulsão foi partiu do presidente nacional da sigla, senador pelo Rio de Janeiro, Francisco Dornelles. A expulsão, segundo o presidente, deveu-se ao fato de Maluf ter sido incluído na lista dos procurados internacionalmente pela Interpol por crimes diversos e, por isso, ter quebrado o decoro parlamentar. Mesmo estando na lista da Interpol, Maluf não pode ser preso no Brasil, mas fica impedido de entrar nos 181 países que integram do acordo internacional coberto pelo órgão. Maluf é acusado dentre outras coisas de lavagem de dinheiro e desvio de recursos na obra da Avenida Praia Espraiada em São Paulo, cujo dinheiro foi parar em paraísos fiscais. ESTRELA: Paulo Maluf foi nos anos 80 foi a maior estrela do PP. Tendo sido o seu presidente nacional e candidato três vezes a presidência da República pelo partido. Hoje ele é deputado federal por São Paulo. CASSAÇÃO: A expulsão de Maluf pode provocar sua cassação, da mesma forma como ocorreu com o governador de Brasília, José Roberto Arruda que foi expulso do DEM e acabou sendo cassado pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal por infidelidade partidária, considerando que o mandato é do partido e não do candidato eleito. SÓ O PT NÃO EXPULSA: No Brasil do século 21 apenas o PT, Partido dos Trabalhadores tolera atos de corrupção entre seus filados. Vários dirigentes do partido e até parlamentares estão denunciados no escândalo do mensalão que tramita no STF, cujo relator, ministro Joaquim Barbosa chamou de “instituição criminosa”, liderada pelo ex-ministro da Casa Civil da presidente Lula, José Dirceu. O mensalão tinha como operador o lobista Marcos Valério. Além de José Dirceu, estão denunciados no mensalão, os deputados José Genuíno, Paulo Cunha, dentre outros. Decorridos três anos, até hoje ninguém foi expulso pelo PT. Pelo contrário, o partido os trouxe de volta aos cargos de direção dentro do Diretório Nacional. São eles, inclusive, que vão comandar a campanha da Ministra Dilma Roussef para a presidência da república este ano. NO PIAUÍ: o PP tem como presidente regional o deputado estadual Marcelo Coelho. Na Câmara Municipal de Teresina tem dois vereadores, Sargento R. Silva e Mariano Castelo Branco. Mas a estrela do partido no estado é o deputado federal Ciro Nogueira. Nenhum deles foi localizado para comentar o assunto. O PP faz parte da base aliada em nível nacional e local.
Cerca de três mil pessoas, segundo estimativa da Policia Militar, participaram hoje da MARCHA DA CIDADANIA PELA VIDA, na PRAÇA DA SÉ. O evento, organizado por movimentos contra o aborto e que contou com o apoio de políticos e religiosos, serviu para questionar um decreto do final de dezembro em que o presidente LULA trata do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, que entre outros temas trata da elaboração de um projeto de lei que descriminaliza o aborto.

O estádio palmeirense é conhecido como PARQUE ANTÁRTICA, mas está se tornando um verdadeiro Parque Assombrado. Hoje, o VERDÃO perdeu pela terceira vez no Paulistão como mandante, agora para a PONTE PRETA, por    2 a 0. E poderia ter sido pior se MARCOS não tivesse defendido um pênalti, aos 47 minutos do segundo tempo. O resultado praticamente decretou o fim do sonho de classificação às semifinais do PAULISTÃO. Com 22 pontos, o PALMEIRAS caiu para o oitavo lugar, sendo ultrapassado pela PONTE PRETA, com 24. Restam apenas quatro rodadas, e o time de ANTÔNIO CARLOS pode chegar, no máximo, a 34 pontos.
O SANTO ANDRÉ fez o dever de casa e goleou o BRAGANTINO por 4 a 1, nesta noite, no Estádio BRUNO JOSÉ DANIEL, em SANTO ANDRÉ. Assim, assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato, com 33 pontos, um a mais do que o SANTOS, que recebe amanhã o ITUANO e pode voltar à ponta. Outros resultados: MONTE AZUL 0 x PORTUGUESA 4; SERTÃOZINHO 2 x MIRASSOL 1; RIO CLARO 1 x RIO BRANCO 0.   
O procurador-geral de Justiça FERNANDO GRELLA VIEIRA foi eleito hoje pra segundo mandato com 1.147 votos. Foi o maior placar já registrado na história das eleições para o comando do Ministério Público do Estado de São Paulo. JOÃO VIEGAS, com 408 votos, e MÁRCIO CHRISTINO, com 397, ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Juntos, os dois somaram 805 votos, ficando muito aquém de GRELLA.
Nesta noite, cerca de 40 minutos após a apuração, a lista com os nomes dos três procuradores foi levada ao Palácio dos Bandeirantes pelo procurador-geral em exercício, JOSÉ LUÍS ABRANTES. Caberá ao governador do Estado, JOSÉ SERRA, conforme prevê a Constituição, escolher o procurador-geral, independentemente da colocação dos candidatos.

A cobra com cerca de cinco metros de comprimento encontrada ontem em uma creche de SANTANA, pode ficar em exposição no próprio Instituto BUTANTAN, na zona oeste da capital, onde cumpre quarentena para a realização de exames, que vão apontar se o réptil pode viver no BRASIL.

Uma estudante de 17 anos foi encontrada amarrada e amordaça ontem pela manhã em uma escola estadual do bairro JARDIM PRIMAVERA, em GUARULHOS. O caso foi registrado no 9º Distrito Policial da cidade como lesão corporal consumada. Os motivos seguem sem explicações. A garota, cujo nome não foi revelado, tinha as mãos amarradas com pedaços de roupas e a boca amordaçada com arame farpado.
Uma professora da Escola Estadual JARDIM PRIMAVERA escutou gritos durante o intervalo e encontrou a garota por volta das 9:20 horas em um dos banheiros da instituição. A PM foi chamada e encontrou a adolescente inconsciente. Imediatamente ela foi levada ao Hospital Geral de GUARULHOS, onde foi medicada e ficou em observação.

Um dia após assumir publicamente sua candidatura à Presidência da República, o governador de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, postou, em sua página na rede de microblogs TWITTER, um vídeo com a música “Eu vou botar meu bloco na rua”,de SÉRGIO SAMPAIO. SERRA disse ter recebido a gravação depois da entrevista que deu ao apresentador JOSÉ LUIZ DATENA, da TV BANDEIRANTES, em que admitiu ser candidato contra a ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF.

O PAPA BENTO XVI pediu desculpas hoje às crianças vítimas de abusos sexuais pelo clérigo da IRLANDA. “Vocês sofreram dolorosamente e eu lamento sinceramente...Eu expresso abertamente a vergonha e remorso que todos sentimos”, disse BENTO XVI em uma carta sem precedentes, que falava sobre o abuso de menores no país. Na carta, o papa também anunciou uma investigação formal das dioceses irlandesas, seminários e ordens religiosas afetadas pelo escândalo.

Um terremoto de magnitude 5,6 sacudiu a cidade cubana de GUANTÁNAMO e a base naval norte-americana situada na ilha. O sismo gerou pânico nos habitantes, que saíram às ruas, assustados e fissuras em alguns prédios. O abalo durou menos de um minuto. Autoridades dizem não haver ocorrências mais graves, nem foi emitido alerta de tsunami. O Leste de CUBA tem sido abalado por tremores de fraca intensidade desde janeiro, quando houve o terremoto no HAITI.    

2 011      :       -       DOMINGO
O outono começa hoje à noite. A nova estação pede que os paulistanos façam uma revisão no armário, até então ocupado por roupas indicadas para dias quentes. As temperaturas já começaram a cair ontem. O outono vai até o dia 21 de junho, às 14:17 horas. A estação terá forte influência do fenômeno LA NIÑA, que deve aumentar a ocorrência de dias secos. Só deverá perder força com a chegada do inverno no país. 

Uma pilha de jornais encontra-se na minha mesa de trabalhos na biblioteca. Os afazeres diários da semana que passou obrigaram-me a “esquecer” de digitalizar os principais acontecimentos e agora terei de, com muita paciência reorganizar minhas memórias. O importante é que dou precedência às atualizações das memórias, diariamente, para deixar o blog em dia. Nesta manhã procuro fazer isso com a data de 20 de março.

JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR dá um susto em todos nós depois do almoço. Ele foi até a casa de seu amigo FLORISVALDO “QUINQUINHA” JOÃO DE SOUZA, de 65 anos, e, ao tomar alguns copos de cerveja começou a sentir-se tonto. QUINQUINHA corre com ele até o Hospital Municipal de GUARULHOS e vai ser medicado. MARLENE e LUCINDA são avisadas. A irmã corre em auxílio ao seu irmão. Mais tarde, passada a crise, eles retornam para casa. Seus amigos QUINQUINHA e RAYMUNDO DA COSTA vêm visitá-lo à noite. JOÃO GOMES leva-os para conhecer minha biblioteca. RAYMUNDO DA COSTA, de 54 anos, é natural de CRATO – CEARA e pede para mostrar na Internet a “EXPO CRATO”. Ele trabalhou durante 37 anos na VIAÇÃO SATA (SERVIÇO AUXILIAR DE TRANSPORTE AÉREO).

Caros amigos.
Feliz as idéias do Ciapina e do Waldemar em reunir o grupo, formalmente. O combinado foi cumprido, nada de fofoca ou serviço e sim satisfação de rever velhos amigos, relembrar fatos e feitos. O Waldemar, sua esposa e sua filha, foram excelentes anfitriões, conforme podemos ver nas fotos pelo crachá e pelo menu (waldemar não, sua esposa pensou em tudo). Tivemos a grata presença, do amigo governador Fleury, nosso Cmt. Geral, Cel. Camilo, sempre prestigiando os colegas de profissão, o que nos incentiva a participar cada vez mais dessas confraternizações. Os que não tiveram oportunidade de comparecer, vão ficar triste quando olharem essas fotos, pois o clima foi do inicio ao fim de imensa alegria. Nós ganhamos uns 10 anos de existência. Nossos agradecimentos a família Waldemar Batista, pela recepção e carinho com que nos receberam, as quais nós jamais esqueceremos. Quero me desculpar com os amigos, pois tive um desarranjo no meu equipamento fotográfico e tive que deletar muitas fotos que não ficaram boas, mas eu sou novo e aprendo. Abraços a todos e até uma próxima oportunidade. Logo mais mandarei uma nova remessa de fotos.
Antonio

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE PENSÃO DA VIÚVA DO TERRORISTA LAMARCA (Reinaldo Azevedo - do blog do autor.*)
A Justiça Federal concedeu nesta sexta-feira, 5 Mar, uma liminar para suspender a anistia ao ex-guerrilheiro comunista Carlos Lamarca. Autor da ação, o Clube Militar do Rio pediu a anulação da portaria do ministro da Justiça,Tarso Genro, que concedeu anistia política post-mortem ao capitão Carlos Lamarca - com promoção ao posto de coronel e proventos de general-de-brigada, além de reparação econômica no valor de R$ 902.715,97, em favor de sua viúva, Maria Pavan Lamarca. Em julho, a comissão de anistia do Ministério da Justiça havia concedido indenização de R$ 300 mil à viúva e aos filhos de Lamarca pelos dez anos em que estiveram exilados em Cuba. Com a promoção post-mortem, a viúva Maria Pavan Lamarca passaria a receber do Ministério da Defesa uma pensão de R$ 12 mil, correspondente ao montante pago para um general de brigada, do Exército. A juíza Claudia Maria Pereira Bastos Neiva acatou a alegação do Clube Militar, de que Lamarca não poderia ser beneficiado pela lei de anistia porque desertou do Exército para entrar na luta armada contra o regime militar.
Além disso, em seu despacho, a juíza considerou "altamente questionável a opção política de alocação de receitas para pagamento de valores incompatíveis com a realidade nacional, em uma sociedade carente de saúde pública em padrões dignos, deficiente na educação publica, bem como nos investimentos para saneamento básico, moradia popular e segurança". A liminar suspende os pagamentos e os benefícios indiretos, inclusive a promoção a general-de-brigada, até o julgamento do mérito da ação, ainda sem data definida. Os autores argumentam que, conforme o Decreto 3.998, de 5 de novembro de 2001, só será promovido post-mortem o oficial que, "ao falecer, satisfazia as condições de acesso e integrava a faixa dos oficiais que concorriam à promoção pelos critérios de antiguidade ou de merecimento". Sustentam, assim, que o Conselho de Anistia não pode fazer a promoção, mesmo com o referendo do ministro da Justiça. Lamarca, que servia num quartel de Quitaúna, em Osasco, quando desertou do Exército para entrar na luta armada, foi comandante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), da Var-Palmares e do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), pelos quais combateu no Vale do Ribeira (SP) e no sertão da Bahia, onde foi emboscado e morto por tropas do Exército, em setembro de 1971. Nascido no Rio, em 27 de outubro de 1937, casou-se em 1959 com Maria Pavan, com quem teve dois filhos - César e Cláudia. Justiça seja feita. Ainda há juízes em Berlim? No que diz respeito a anistias e reparações - um verdadeiro coquetel de imoralidades e ilegalidades -, raramente vi um caso tão escandaloso como este, de Lamarca. A promoção - e, conseqüentemente, parte do valor da indenização – é flagrantemente ilegal. É ilegal porque o Decreto 3.998 diz que só será promovido post-mortem o oficial que, "ao falecer, satisfazia as condições de acesso e integrava a faixa dos oficiais que concorriam à promoção pelos critérios de antiguidade ou de merecimento". E o que se pode afirmar de um desertor, que optou pela luta armada e pelo terrorismo???
Sim: ainda que eu considere ambas as práticas condenáveis, não são a mesma coisa. Ele era também um terrorista, não apenas um soldado do comunismo. A indenização é também imoral. Lamarca conhecia os riscos da luta e não teria tido, com aqueles que o mataram, mais complacência do que tiveram com ele. Aliás, teve a chance de demonstrá-lo: e optou pela morte cruel de um prisioneiro. Isso é história, não ideologia. Vamos ver que desculpa dará o Ministério da Justiça para ter optado pela promoção ao arrepio do que diz o decreto 3.998. E notem bem: a justificativa de que ele tinha direito à rebelião porque havia uma ditadura no Brasil é estúpida, inverídica. Ele também queria uma ditadura, só que outra, a comunista. Mais ainda: se estava descontente com a orientação do Exército, que pedisse baixa, abandonasse a carreira. Ele escolheu o contrário: voltou as suas armas contra a Força à qual pertencera. E, agora, se pede a esta mesma Força que o promova? E há um aspecto irônico em tudo isso. A família Lamarca está sendo indenizada também pelos anos passados em Cuba. Ora, por quê? Não dizem os comunistas, até hoje, que lá se realizava e se realiza o sonho do socialismo? Por que dar compensações a alguém que viveu a antecipação do paraíso que o próprio Lamarca queria ver reproduzido no Brasil?
Guerrilha não é caderneta de poupança. Terrorismo não é investimento em bolsa de valores. Esquerdismo não é aposta no mercado de futuros. A se dar crédito aos valentes, não se dedicaram à causa para enriquecer ou para tornar ricos os descendentes. A juíza está certa: troquemos nossos falsos mártires esquerdistas por crianças pobres!

Mais um delegado é afastado sob suspeita de espionar secretário. É o quinto policial civil envolvido no caso; Luiz Carlos do Carmo não quis comentar.
DE SÃO PAULO
A Delegacia Geral de Polícia Civil confirmou ontem que o delegado-titular do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) Luiz Carlos do Carmo será afastado amanhã do cargo sob suspeita de ter participado do esquema de espionagem do secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto. A Corregedoria da Polícia Civil identificou Carmo em um vídeo no shopping Pátio Higienópolis, conforme informação do jornal "O Estado de S.Paulo" de ontem. À Folha, Carmo confirmou ter estado no shopping com Marco Antonio Desgualdo, então diretor do DHPP, afastado do cargo por quebra de confiança. Carmo não quis comentar seu afastamento. Ele é o quinto policial civil -e terceiro delegado- a ser envolvido no caso. Os delegados Desgualdo e Everardo Tanganelli Junior já estavam sob investigação. Também são investigados o ex-delegado Paulo Sergio Oppido Fleury, demitido em junho de 2010, e o investigador Oswaldo Luiz Cardenuto. Eles são suspeitos de obter e divulgar as imagens do secretário com o repórter da Folha Mario Cesar Carvalho com o intuito de ligar Ferreira Pinto à reportagem sobre a venda de dados sigilosos por um funcionário da Segurança, o sociólogo Túlio Kahn, que foi demitido.

DIÁRIO DE SÃO PAULO
CINCO PAÍSES SE UNEM EM ATAQUES A ALVOS MILITARES NA LÍBIA.
A ação ocorreu horas depois que as forças do presidente MUAMAR KADAFI começaram ofensiva a BENGHAZI, cidade sede do movimento rebelde no país.
ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, REINO UNIDO, CANADÁ e ITÁLIA se uniram ontem para colocar em ação a maior intervenção militar internacional no mundo árabe desde a invasão do IRAQUE, numa tentativa de frear a ofensiva das forças leais ao CORONEL KADAFI contra BENGHAZI, sede do movimento árabe. Depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou, numa reunião de emergência em PARIS, o uso de “todos os meios necessários, especialmente militares, para cumprir a decisão do Conselho de Segurança” e proteger civis, caças franceses e navios americanos e britânicos deram início à ofensiva, atacando alvos militares líbios. A ação ocorreu horas depois que as forças de KADAFI começaram o ataque a BENGHAZI. Em BRASÍLIA ontem, o presidente BARACK OBAMA anunciou ter autorizado a ação militar, alegando que KADAFI continuou a bombardear seu próprio povo, o que não deixou alternativa para os EUA e seus parceiros. “Não poderíamos ficar impassíveis enquanto um ditador diz a seu povo que não haverá compaixão”, disse.
Segundo o PENTÁGONO, 112 mísseis CRUISE – uma espécie de avião não tripulado com uma poderosa carga explosiva – foram lançados de navios submarinos americanos e britânicos, atingindo 20 alvos. Os principais alvos são instalações de defesas aéreas do regime nos arredores de TRÍPOLI e MISURATA. Foram ouvidas poderosas explosões nas cercanias de TRÍPOLI e, segundo aTV estatal Líbia, os ataques foram realizados contra uma área residencial
Na operação, batizada pelos americanos de ODISSÉIA AO AMANHECER, também foram realizados quatro ataques franceses com aviões MIRAGE e RAFALLE, destruindo “diversos tanques e veículos militares pesados do governo”.   
Tropas leais ao ditador líbio, Muamar Kadafi, invadiram a cidade de Misrata, a 210 km de Trípoli, a última sob controle rebelde no oeste do país, disseram moradores à Reuters. Tropas e tanques foram empregados na invasão. Ontem, ataques aéreos da coalizão formada por EUA, França, Reino Unido, Canadá e Itália bombardearam defesa antiaérea na entrada da cidade. Mais cedo, a agência estatal líbia Jana - controlada por Kadafi - prometeu distribuir armas a mais de 1 milhão de pessoas. Citando o Ministério da Defesa líbio, a agência informou que a distribuição deve terminar nas próximas horas. Kadafi voltou a falar sobre o bombardeio liderado pelas potências ocidentais e prometeu uma 'guerra longa' contra elas. "Não deixaremos nossa terra e a libertaremos", declarou. A rede de televisão transmitiu a voz de Kadafi, mas não mostrou as imagens do líder da nação africana. Ontem, Kadafi havia acusado as potências ocidentais de travar uma segunda cruzada e prometeu 'abrir os depósitos de armas a todos os líbios'. A TV estatal, que também é controlada pelo ditador, informou que pelo menos 48 pessoas morreram e 150 ficaram feridas nos ataques realizados pela coalizão internacional. Estes dados não foram verificados por órgãos de imprensa independentes. Uma coalizão formada por EUA, França, Reino Unido, Itália e Canadá deu início no sábado, 19, a uma intervenção militar no país, sob mandado da resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A medida prevê a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia e a tomada de 'quaisquer medidas necessárias' para impedir o massacre de civis pelas tropas de Kadafi. A intervenção foi anunciada ontem em Paris pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, após uma reunião entre países árabes, europeus, Canadá e EUA. Ele acusou Kadafi de desdenhar os ultimatos internacionais e prometeu agir para conter o que chamou de 'loucura assassina' na Líbia. "Nosso dever é apoiar os povos árabes. Nossa determinação é total", disse.
TRÍPOLI - Novos tiros artilharia antiaérea e explosões foram ouvidos em Trípoli na noite deste domingo, 20. De acordo com a rede de TV americana CNN, uma nuvem de fumaça foi vista perto do palácio presidencial do ditador líbio, Muamar Kadafi. A rede de televisão Al Jazeraa também registrou, com imagens transmitidas ao vivo, disparos de artilharia antiaérea procedentes da mesma região na capital líbia. Testemunhas ouvidas pela Reuters comprovaram os disparos e uma forte explosão na capital líbia. De acordo com o jornal The Guardian, a Real Força Aérea britânica (RAF, na sigla em inglês) está executando os ataques mais recentes contra Kadafi, mas não está claro se seus caças estão atacando Trípoli. Todos estes eventos acontecem depois do novo cessar-fogo anunciado neste domingo pelas forças governamentais líbias. Em entrevista nos EUA, o porta-voz do Pentágono, almirante Bill Gortney, disse que os ataques dos últimos dois dias foram bastante efetivos, mas negou que a residência de Kadafi seja um alvo da coalizão. No meio da tarde, baterias antiaéreas também foram ouvidas em Trípoli. Logo depois, um porta-voz do governo líbio declarou um 'cessar-fogo imediato' que entraria em vigor às 16h (horário de Brasília). "As Forças Armadas emitiram uma ordem para todas as unidades militares respeitar um cessar-fogo imediato a partir das 21h (16h em Brasília)", disse o porta-voz Ibrahim Moussa. O comunicado foi acompanhado do pedido às tribos do país para ir de Trípoli a Benghazi para negociações de reconciliação, segundo o The Guardian. O Pentágono, no entanto, minimizou o cessar-fogo. "Questionamos qualquer declaração vinda de Kadafi, inclusive de cessar-fogo", disse o almirante Gortney. Uma coalizão formada por EUA, França, Reino Unido, Itália e Canadá deu início no sábado, 19, a uma intervenção militar no país, sob mandado da resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A medida prevê a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia e a tomada de 'quaisquer medidas necessárias' para impedir o massacre de civis pelas tropas de Kadafi.
2 012     :     -    TERÇA-FEIRA
Continuamos a receber e-mails sobre a morte do GINO. Estamos trabalhando no sentido de que o ato ecumênico de sábado seja algo grandioso em sua homenagem. Entramos hoje em contato com os “PMs DE CRISTO” solicitando que eles estejam conosco no sábado, dia 24. Também colocamos o ALDO STRUFFALDI a par do que estamos fazendo.
Ao chegar à Sociedade Veteranos de 32-MMDC tomamos conhecimento que será realizada uma cerimônia de comemoração do 70º aniversário do IV COMAR no dia 27 de março, às 10:30 horas. O CORONEL PAYÃO entra em contato conosco para dizer que o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO PERTUSI prestará uma homenagem ao MMDC nessa data. Também chega o convite do Comandante-Geral de Operações Aéreas, TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR GILBERTO ANTONIO SABOYA BURNIER, para a transmissão de comando do IV COMAR. O MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO PERTUSI passará o comando para o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA no dia 3 de abril.
O presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Seção de São Paulo, ÁLVARO TAVARES, traz o convite para a solenidade que acontecerá no dia 24 de março em GUARULHOS, às 13:30 horas no Teatro ADAMASTOR. Nessa oportunidade serão entregues medalhas da Sociedade.
MARINEI está atarefada nessa tarde com tudo isso. Vai até o Conselho de Honrarias e Mérito buscar os diplomas das medalhas que serão entregues no Teatro Adamastor no dia 24 e também aqueles que se referem às condecorações que acontecerão no dia 28 no 8º Batalhão de Polícia do Exército. O Corpo Musical, através do MAJOR PM RENATO, também entra em contato conosco. No aniversário da Unidade, em 5 de abril, serão entregues nossas medalhas a oficiais e praças do Corpo Musical, que muito colabora conosco nos eventos do MMDC.

Nossa associada RENATA NOBRE RIBEIRO DA LUZ, neta de IBRAHIM NOBRE, manda uma mensagem a respeito do evento do dia 17 de março:
Amigos
Adiei minha viagem em razão dessa merecida homenagem. Infelizmente ao comparecer ao Obelisco sábado, às 15 horas em ponto, como já temia, por ser sábado e haver muita frequência no Parque Ibirapuera, não consegui de jeito nenhum uma vaga, mesmo distante...Só havia vagas ao lado da Assembleia Legislativa. Ainda cheguei a estacionar lá...mas como, ainda por cima, estava de salto alto, desisti de ir caminhando toda aquela distancia, além de ter de atravessar a 23 de maio.
Mas estive lá.... e enviei meu pensamento afetuoso e saudoso ao nosso maravilhoso e tão querido Gino, e a todos os demais igualmente queridos amigos do MMDC.
renata nobre ribeiro da luz
A candidata derrotada à Presidência em 2010 MARINA SILVA visitou hoje o ex-presidente LULA no Hospital SÍRIO-LIBANÊS. Ele estava fazendo uma sessão de fonoaudiologia. MARINA foi ministra do MEIO AMBIENTE do governo LULA. Na sexta-feira, dia 23, o petista deverá fazer os exames conclusivos para saber o resultado do tratamento contra o câncer na laringe. A expectativa dos médicos é anunciar que LULA está curado.

MARCO ANTÔNIO ESCOBAR começou a carreira de jornalista no início dos anos 960, como repórter de rua da colunista social ALIK KOSTAKIS, na ÚLTIMA HORA. Foi em seguida para a revista VISÃO, como redator de Internacional. Em meados dos anos 1960, ESCOBAR seguiu para a FOLHA DE SÃO PAULO, ao lado de CLÁUDIO ABRAMO – também em Internacional, onde permaneceu até o fim de sua carreira, nos anos 1990. Estava aposentado desde então, mas acompanhava cuidadosamente o dia a dia da imprensa. Morreu aos 73 anos neste 20 de março. Deixa a esposa NATHÁLIA e dois filhos.

As belas e perigosas integrantes da GANGUE DAS LOIRAS, criminosas investigadas pela Delegacia Antissequestro do DHPP, eram chefiadas pela única morena do grupo. Ao lado do marido WAGNER DE OLIVEIRA GONÇALVES, o FIFI, MONIQUE AWOKI SCASIOTA é apontada pela Polícia Civil como líder da quadrilha especializada em usar o charme de suas ladras para assaltar condomínios e realizar compras com documentos falsos e cartões de crédito roubados. Em dezembro do ano passado, uma jovem de 29 anos foi rendida por um casal no JABAQUARA. Enquanto a vítima estava em poder dos assaltantes, uma segunda criminosa realizou compras com seus cartões. Dias depois, uma mulher de 55 anos sofreu um seqüestro relâmpago semelhante no IPIRANGA. Era assim que a quadrilha agia: WÁGNER estava sempre com uma mulher quando abordava as vítimas, normalmente em estacionamentos de shoppings e grandes lojas. Um detalhe em comum entre os casos chamou atenção da polícia – a assaltante era chamada de “BONNIE” e se referia ao parceiro como “CLYDE”, uma referência ao casal de ladrões mais famosos do cinema. Segundo o delegado ALBERTO PEREIRA MATHEUS JÚNIOR, responsável pela investigação do caso, esse era um código da quadrilha para que os nomes dos integrantes não fossem pronunciados. “São criminosos com uma formação sócio-econômica diferenciada. Eram extremamente organizados”. No último dia 9, a polícia prendeu CARINA GEREMIAS VENDRAMINI, de 25 anos. Ela estava sendo monitorada pelos investigadores e foi reconhecida em dois assaltos. A prisão aconteceu em CURITIBA (PR), onde CARINA levava uma vida normal com o marido e a filha. “Ela tinha uma dupla personalidade. Quando viajava para SÃO PAULO, participava dos assaltos com a gangue”, conta MATHEUS JÚNIOR. A prisão de CARINA só foi divulgada pelo DHPP nesta semana.

O Ministério das Relações Exteriores cobrou hoje explicações das autoridades da AUSTRÁLIA sobre as circunstâncias que provocaram a morte do brasileiro ROBERTO LAUDÍSIO CURTI, de 21 anos, no domingo, dia 18. Em nota à imprensa, o ITAMARATY informou que funcionários da Embaixada do BRASIL na AUSTRÁLIA e do Consulado-Geral do BRASIL em SYDNEY receberam instruções para obter os esclarecimentos junto às autoridades australianas. Amigos do estudante vão fazer um protesto na tarde do dia 30 de março em frente ao Consulado Geral da AUSTRÁLIA em SÃO PAULO. O convite está sendo feito pelo FACEBOOK e todos estão sendo convocados a levar um pacote de biscoito para deixar na porta do consulado. Os amigos também farão um minuto de silêncio durante a manifestação.

Um terremoto de magnitude 7,4 na escala RICHTER atingiu hoje o sudoeste do MÉXICO. Não houve relatos de vítimas, mas o tremor gerou cenas de pânico nas ruas da capital e do vizinho Estado de GUERRERO, onde foi localizado o epicentro. Segundo testemunhas, o abalo sacudiu prédios na CIDADE DO MÉXICO, onde muitas pessoas saíram às ruas. MALIA OBAMA, filha mais velha do presidente americano, estava no MÉXICO no momento do tremor, mas, segundo a CASA BRANCA, saiu ilesa.

Carros e bombas colocadas em estradas explodiram hoje em várias cidades do IRAQUE, matando ao menos 43 pessoas e deixando 232 feridos, numa série de ataques coordenados a uma semana da reunião da LIGA ÁRABE em BAGDÁ. A cúpula é a primeira após a retirada das tropas dos EUA em dezembro. O governo iraquiano quer mostrar que pode reforçar a segurança para receber representantes das nações vizinhas.

Pelo menos 15 pessoas morreram e seis ficaram feridas hoje após o choque entre um trem de passageiros e uma caminhonete no Estado de UTTAR PRADESH, no norte da INDIA. Segundo a polícia local, a caminhonete, com mais de 25 pessoas, cruzava uma ferrovia, e o motorista não percebeu a chegada do comboio. Os feridos foram levados para centros médicos próximos ao local do acidente.       

2 013     :     -    QUARTA-FEIRA
Trabalho a manhã toda em minha biblioteca. Faço a atualização do dia 20 de março e arrumo parte da papelada que está esparsa por causa da falta de tempo. Pela Internet recebo um e-mail do CORONEL PM ODAIR DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO – “COMANDANTE HORÁCIO” – que enodoa uma instituição da nossa Polícia Militar, o Colégio Militar.
Policiais civis do 12º Distrito Policial (Pari) investiga denúncia de abuso sexual praticado contra o filho de um policial militar dentro do colégio da Polícia Militar no Pari, região central da capital paulista, no último dia 11. O crime teria sido cometido por um inspetor escolar. O pai da vítima, o soldado C. R. S., 39 --ele preferiu não se identificar--, disse ao UOL que o abuso ocorreu por volta de 8h30, em um dos corredores do colégio, quando o estudante deixou a sala de aula para beber água. O jovem R. R. S. tem 12 anos e cursa o 8º ano do ensino fundamental. O delegado Éder Pereira da Silva conversou por telefone com a reportagem e disse que já relatou o inquérito à Justiça. Ele afirmou que colheu depoimentos de várias testemunhas, como professores, alunos, o coordenador do colégio, além da vítima. Silva, entretanto, não quis dar detalhes sobre as investigações por considerar o caso "sigiloso". O caso está sendo investigado como "estupro de incapaz". Segundo o soldado, que descreveu o relato feito a ele pelo filho, o inspetor teria agarrado o adolescente à força, o tocado nas partes íntimas e o beijado na boca. Em seguida, o estudante, em choque, teria voltado para a sala de aula. Minutos depois, o inspetor foi chamado pela professora para conduzir à diretoria outro estudante, que havia acabado de levar uma advertência. O PM afirmou que o inspetor pediu à professora que R. R. S. fosse junto com o colega porque também tinha participado da ação que motivou a advertência --embora, segundo o denunciante, seu filho não tivesse participado da ação. De acordo com o soldado, no meio do caminho até a diretoria, o inspetor liberou o outro estudante para ficar a sós com o adolescente. Em seguida, teria novamente agarrado o estudante e tentado levá-lo para o banheiro. O PM afirmou que seu filho ficou "transtornado", mas conseguiu fugir do inspetor. Segundo o soldado, o adolescente, com medo, relatou o abuso a um amigo, que lhe confidenciou também ter sido assediado pelo inspetor. Ambos decidiram ir até a diretoria e relataram as agressões. O PM afirmou que foi chamado pela direção da escola por volta de 12h. Depois, ligou para policiais da 3ª Companhia do 13º Batalhão, que conduziram o inspetor até o 12º delegacia. Ainda de acordo com o policial militar, o assédio do inspetor ao seu filho havia começado cerca de três semanas antes. "Ele me contou depois que o inspetor ficava passando a mão nele, fazendo carícias no peito, na barriga, dizendo que meu filho está bonito." O inspetor é um prestador de e não pertence aos quadros da PM. Após a denúncia, ele foi transferido para uma outra unidade, em função na qual não mantém contato com os estudantes. O soldado teme que o episódio exponha seu filho. "Estamos vendo de mudar ele pra outra unidade do colégio da PM, que fique bem afastada. Não vou deixá-lo voltar para lá [unidade do Pari]." O PM, entretanto, diz que quer tornar o caso público para evitar que incidentes como esse se repitam. "São 10 mil alunos nos colégios da PM. Quem garante que isso é um caso isolado, que nunca aconteceu? A criança fica constrangida a denunciar. De repente essa denúncia pode trazer à tona outros casos", afirma. Ao tomar conhecimento do caso, o delegado Éder Pereira da Silva decidiu encaminhar o caso para a Central de Flagrantes do 8º DP, por acreditar que o delito foi constatado em flagrante. O delegado do 8º DP, por sua vez, não viu flagrante no caso e devolveu as investigações para o 12º DP. Outro lado: Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da PM afirmou que o "Colégio da Polícia Militar é uma autarquia desvinculada da estrutura da estrutura administrativa da instituição". A direção da escola também foi procurada pela reportagem, mas, por volta de 18h15 dessa terça-feira (19), não havia nenhum responsável para comentar o caso.
Vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e ficamos sabendo que nosso amigo OLIVEIRA desempenha um papel importante numa instituição localizada na Cracolândia, que foi sede da Operação OSÓRIO em anos anteriores. Ali reside CRISTIANO, que toma conta do acervo que ainda existe dos planos anteriores, principalmente dos anos 1990, como o LARGENOS. Foram trabalhos importantíssimos e que agora são apenas detalhes em arquivos. Recebo um telefonema do ÉRICO PADILHA, que está planejando uma nossa visita à Escola CHAPEL SCHOOL MARIA IMACULADA em 1º de abril. Quer levar o veteraníssimo AGENOR, combatente de 32, que tem 100 anos. Em seguida ligo para esse senhor, mas ninguém atende. Almoço no restaurante ao lado do MMDC com COLOMBO. Logo em seguida, com AMADO RÚBIO vamos ao gabinete do poeta PAULO BOMFIM, no Tribunal de Justiça. Ali encontramos HELCIO DALLARI doando um quadro de sua mãe para o Memorial que existe naquele recanto do TJ, com muitas peças de um museu riquíssimo de material muito antigo. Também ali está o JOSÉ D´AMICO, a CAMILA GIUDICE e outras pessoas que presenciam o ato do nosso associado DALLARI. PAULO BOMFIM dá para nós uma verdadeira aula de história. Foram horas encantadas com as explicações de uma pessoa que conhece a história de São Paulo como ninguém. Ainda nesta tarde, no retorno ao MMDC, telefono para o CORONEL PM MENDES. Comunico a ele que acaba de chegar um convite para a Solenidade Militar alusiva ao 71º aniversário do Quarto Comando Aéreo Regional (dia 27 de março). Diz ele que está de posse do discurso do CORONEL PM PAULO CÉZAR NEVES, por ocasião do culto ecumênico do último sábado, na inauguração da PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Fica de me mandar por e-mail.
Em casa, por volta das 18 horas, MARLENE surpreende com sua ação de trocar os serviços da VIVO pelos da NET. Isso desencadeia uma conseqüência imediata: a VIVO tira do ar os canais de televisão. Somente na sexta-feira é que as coisas deverão voltar ao normal com a instalação da NET. Sou obrigado a assistir o noticiário da BANDEIRANTES com o uso de uma antena normal.
Recebo, via e-mail, um discurso do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e outro do CORONEL PM PAULO CEZAR NEVES:
“FELIZ AQUELE QUE MORRE NO SENHOR. ÊLE DESCANSA DE SEUS TRABALHOS PORQUE AS SUAS OBRAS O ACOMPANHAM”.
Antes de falar sobre meu Amigo, meu Irmão, meu Mestre, meu Eterno Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC GINO STRUFFALDI, desejo, em nome do meu Grão Mestre Mario Sergio Nunes da Costa e da Maçonaria, agradecer o querido Irmão Vereador Toninho Paiva, autor do Projeto de Lei nº 288/12, que se transformou na Lei nº 15.658 de 06 de dezembro próximo passado, dando o nome de nosso “eterno menino de 1932” a este Logradouro Público;
Gino Struffaldi nasceu na cidade de Santos- SP em 14 de Junho de 1914 e passou para o Oriente Eterno nesta Capital de São Paulo, em 15 de março de 2012, com 98 anos de idade;
Foi iniciado na Sublime Instituição (Maçonaria) em 02 de dezembro de 1963, na ARLS ROMA, nº 0425, Oriente de São Paulo, como Aprendiz Maçom;
Foi elevado ao grau 2 (Companheiro Maçom) em 1964; e exaltado ao Grau 3 (Mestre Maçom) em 19 de abril de 1965.
Foi Instalado no Trono do Rei Salomão em 29 de novembro de 2007, na ARLS Caminhos da Sabedoria, nº 3213, sendo Venerável da Loja nos anos de 2007 e 2008, onde tive a Honra de ser seu Instalador;
Durante sua vida Maçônica, ocupou vários cargos em Loja, Grande Oriente e PAEL, entre outros;
Fundador da ARLS “L´AQUILA ROMANA” nº 3365, em 2001;
Deputado Estadual da PAEL desde 2001;
Participou ativamente da Posse do Grão Mestre da Grande Loja do Uruguai, em Montevidéu (2001);
Foi fundador da ARLS “GIUSEPPE GARIBALDI” nº 3500, Oriente de Curitiba PR;
Foi agraciado com a Comenda “GONÇALVES LEDO”, mais alta condecoração do GOSP;
Foi agraciado pelo GOB, Brasília – DF, com o Diploma e Medalha de Benemérito, Grande Benemérito, Estrela da Distinção Maçônica e Cruz da Perfeição Maçônica, por bons serviços prestados a Maçonaria, a Pátria e à Humanidade por mais de 40 anos ininterruptos;
Dedicou-se a Maçonaria por 49 anos, portanto metade de sua existência.
“GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, potência infinita, Fogo Sagrado, que fecunda tudo quanto existe. Ser Misericordioso que se concebe, mas que não se pode definir, imutável, autor das incessantes transformações, tudo vive e respira em Ti e por Ti. A luz e as trevas são para Ti iguais. Tu nos vê na morte, bem como viste ao nascer. Para Ti são visíveis os segredos do Túmulo. Possa o nosso sempre lembrado Irmão Gino Struffaldi, viver todo o sempre contigo, como ele viveu entre nós. Possa com sua morte ensinar-nos e prepara-nos para gozar com ele em teu seio paternal, a verdadeira imortalidade.”
Praça Cap. Gino Struffaldi, São Paulo, Capital, 16 de março de 2013.
Palavras do Ir Cel PM Antonio Carlos Mendes, representante do Grão Mestre do GOSP na Inauguração da Praça.

PALAVRAS DO CORONEL PM PAULO CÉZAR NEVES.
Denominação de praça Capitão Gino Struffaldi, ao logradouro inominado, situado na confluência da rua Dr. Plinio Barreto, av. 9 de julho, praça 14 bis e alinhado com o Viaduto Plinio de Queiros, bairro e distrito Bela Vista, Subprefeitura da Sé.
HOMENAGEM À GINO STRUFFALDI
Muitas pessoas erguem-se pela manhã acreditando não existir qualquer sentido para despertarem.
Dormem sem nenhum objetivo e acordam do mesmo modo, transformando o dia a dia, em uma experiência insossa ou vazia.
Vagam pelas ruas, sem destino certo, à mercê do que lhes aconteça no curso do dia.
Levam uma vida sem direção, desvalorizando o tempo e a oportunidade de estarem reencarnados.
Deixam-se levar pelos ventos do acaso.
Não vêem significado em família, em amigos, nem em trabalho. Ignorando ou ainda não dando o devido valor...
Quando se estabelece esse estado d’alma, a pessoa corre o risco de ser tragada pelo aguaceiro das circunstâncias, sem quaisquer resistências morais para enfrentar as dificuldades.
Com certeza, não é o melhor modo de se viver.
É urgente que nos possamos sentir como peças importantes nas engrenagens da vida.
É necessário que tomemos gradual consciência quanto ao nosso exato papel frente às leis de Deus.
Devemos nos indagar:
Para que, afinal, é que eu vivo?
Para quem é que eu vivo?
Este modesto amigo e irmão(na Maçonaria) do nosso Querido Gino Struffaldi, afirma que ele, certamente, deu as respostas cedo nesta vida.
Respondeu reiteradas vezes através de seus atos, com certeza consubstanciado em ensinamentos bíblicos que para o ato destaco:
O Salmo(100:2) “Servi ao Senhor com alegria...”; e, Mateus(7:18) “A árvore boa não pode dar frutos ruins...”
Além das justificativas elencadas destacando seus atributos no ato para aprovação da Lei de designação do seu nome para esta praça pela Câmara Municipal/SP, reitero e acrescento as conquistas deste grande e valoroso ser, na vida familiar (bela família), na sua profissão como militar(homem de comunicações, cuja simbologia destaca um de seus grandes atributos/ligar, “fazer pontes” para informações, etc), e ainda na Maçonaria e outras atividades que exerceu e tudo com carinho e amor. Eis aquele que serviu o “Senhor com alegria...” e grande árvore que “produziu bons frutos...).
Sou um privilegiado por tê-lo conhecido e, sido seu amigo e irmão apesar de pouco tempo de convivência. Legou-nos grandes lições de vida, tais como humildade, lealdade, perseverança, dedicação em todos os trabalhos e em tudo irradiava carinho e amor...
Homenagear neste ato é dar prova de admiração e respeito ao querido Amigo! Eis Gino o que a cidade de São Paulo representada pelos seus vereadores estão realizando neste ato!
Estamos orgulhosos pela justa e merecida homenagem!
Que Deus, o Grande Arquiteto do Universo o fortaleça e abençoe na senda do bem!
São Paulo 16 de março de 2013
Cel Ref PM Paulo Cezar Neves
Espírita Kardecista
Obreiro da ARLS Piratininga n 0140 “A Fidelíssima”
Tel.: 77060586

Data: 20/3/2013 16:43:29
Assunto: Fwd: Cel SCHOUB
Que pena, duas notícias tristes no mesmo dia.
Agora o "gordinho" querido, parcerão do truco, vinhos, paejas e todas coisas boas que ele soube aproveitar bem.
Ainda ontem encontrei o cozinheiro q preparava as paejas nas nossas reuniões q me comunicou seu estado crítico de saúde.
Lamentável.
SENHORES:
É com muita tristeza que transmito a notícia de falecimento, nesta data, de um grande amigo nosso, o Cel SCHOUB. Com certeza deixará muita saudade entre nós. Não sei mais detalhes, mas ficaremos sabendo.
Um abraço
MELLO .
Não recebi ainda os demais informes, quanto ao local do velório, enterrro. Estava internado desde dezembro/12 por complicações de uma hérnia umbilical logo após a cirurgia bárica para redução de estômago e consequentemente o peso. Temos na lembrança o sorriso, o espirito alegre, perspicaz sempre de incentivo a todos.
Goleiro, mergulhador. Quis o destino levá-lo ainda em tenra idade, 68.
Aguardo demais informações para repassar.
ODAIR
RINALDO SCHOUB nasceu em 15 de setembro de 1945. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA no dia 16 de fevereiro de 1963. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1966. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1967; 1º TENENTE 25 de agosto de 1970; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1976. Não tenho as datas de suas outras promoções.

DD. Comandante e Presidente Cel VENTURA
Acabamos de realizar uma reunião do Núcleo MMDC Piracicaba visando raciocinar detalhes da solenidade em que comparecemos eu, o Presidente EDSON, a Vice ANNA THEREZA e os jovens Tenentes PM ANDRÉ MANOEL e FARIA que pertenceram até pouco tempo atrás ao Núcleo Ruytemberg Rocha da APMBB (NCCRR) e muitas sugestões foram estudadas.
Depois de quase 2 horas de aprazível e salutar encontro ficou decidido que ambos os oficiais entrarão em contato com o Cmt CPI-9 Cel PM JOÃO BATISTA (ou da Subcmt Maj PM ADRIANA) para que a solenidade de entrega de medalhas seja realizada no pátio daquele CPI por ser amplo, pois, haverá a participação de 32 agraciados, além de muitos convidados entre autoridades civis e militares e a presença da imprensa.
Ambos já falam em iniciar a solenidade com o desfile por tropa conduzindo as bandeiras brasileira e paulista, apresentação do hino nacional, discursos de autoridades e entrega das medalhas sendo conduzidas por Praças Femininas da PM e entregues as Medalhas e respectivos Diplomas por V.Sª acompanhado do Sr. AMADO RÚBIO, Cel PM EDILBERTO e do próprio Cmt ou Subcmt do CPI-9.
Os 32 agraciados tomarão seus lugares através de indicação de números desenhados (de 1 a 32) em fileiras no chão do pátio para referência onde devam permanecer, no estilo do adotado na entrega das honrarias no Obelisco do Ibirapuera, em seguida a tropa torna a desfilar dando encerramento da solenidade e as tradicionais fotos.
Até hoje tínhamos 17 agraciados que já pagaram por sua medalha à Panelli e enviaram seus Curriculum Vitae, durante a reunião EDSON apresentou mais 15 convidados entre Prefeito, Vereador, Juiz de Direito, Cmt da Guarda Civil, Presidente da Comissão Municipal de Eventos Cívicos de Piracicaba, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, etc. 
Resumindo, teremos 10 autoridades militares e 22 civis no todo perfazendo o número de 32(RC 32).
Ambos os Oficiais PMs acima citados disseram algo como "endereçarmos" uma Medalha do MMDC para ser "fixada" na bandeira do CPI-9 para que desta data em diante haja o comprometimento oficial de afinidades daquela para com a Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC, segundo eles, procedimento adotado pelo NCCRR da APMBB para com a própria bandeira (estandarte) da APMBB. (eles sabem melhor explicar os detalhes e irão expor mais adiante).
A partir de amanhã cedo ambos já contatarão o Cmt do CPI-9 neste objetivo, autorizamo-lhes mediante documento escrito e assinado a nos representarem (NC Voluntários Paulistas de Piracicaba - o NCVPP) junto aquele Comando neste aspecto e, até 3ª feira próxima vindoura haveremos todos os detalhes organizacionais, sendo que eu e ANNA ficaremos encarregados agora de colhermos todos os currículos dos homenageados e EDSON de observar aquelas tratativas (local da cerimônia e providências), com o auxílio dos Tenentes ANDRÉ MANOEL e FARIA que conosco se aliam nessa missão, e até o dia 08/04/2013 no máximo ser-lhe-ão, prezado Cel VENTURA, enviados os Currículos,de todos os agraciados para providência à expedição dos Diplomas. 
Nossa próxima tentativa a partir de amanhã é tentar convencer o amigo e Presidente do NC de São Pedro JOÃO FRANCISCO a trazer a solenidade marcada para esse mesmo dia a tarde daquele município para PIRACICABA, sendo que compareceriam mais seus 6 ou 7 agraciados, sendo que iniciaríamos o evento às 10 horas e poderia se estender até às 12:40/12:50 hs ao invés das 12hs.
E vamos seguindo, agora UNIDOS, com cada um trabalhando firme e sério na sua função, nossa empreitada na solenidade (11/05/2013) em que alcançaremos imenso sucesso e repercussão nunca vista nesta região, Soldados que somos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC- a emérita e mais distinta representante da perpetuação da Epopeia Paulista de 32.
Aceite meu efusivo e respeitoso abraço.
EGYDIO JOÃO TISIANI (NC Voluntários Paulistas de Piracicaba)
PS. Peço favor à V.Sª dar-nos ciência se recebeu e leu o conteúdo deste e-mail e se tem alguma sugestão adicional.
EJT
Egydio e companheiros
Foi muito prazeroso o encontro, principalmente por vermos engajados jovens como os tenentes André Manoel e Faria, numa causa que não deve morrer, tem de permanecer em pé. Creio que ambos têm muito a ofertar à causa MMDC e estão vindo – bem-recebidos, aliás – para agregar, para fazer desta união uma solenidade que Piracicaba não via há muito tempo.
Estamos confiantes que faremos uma solenidade que marcará história na cidade.
Sucesso a todos !
Edson
CARO EDSON
ACREDITO QUE DESSA FORMA A SOLENIDADE SERÁ BEM MAIS ACEITA PELA COMUNIDADE, TANTO COM RELAÇÃO À POLÍCIA MILITAR, COMO PARA OS CIVIS. AQUI EM SÃO PAULO PROCEDEMOS COM TODO ESSE RIGOR, DE ACORDO COM OS NOSSOS REGULAMENTOS. O ESTANDARTE TAMBÉM PODERÁ SER CONDECORADO. PRECISO APENAS DA LISTAGEM FINAL DOS 32 AGRACIADOS ATÉ 11 DE ABRIL.

ÉMERSON anda em baixa. O camisa 11 perdeu dois pênaltis no ano e havia feito apenas um gol. Destaque mesmo só como protagonista do HARLEM SHAKE corintiano (dança que virou febre na Internet). Hoje, ele tinha tudo para mudar isso. Com um gol de SHEIK, o TIMÃO vencia o XV DE PIRACICABA até os 42 minutos do segundo tempo. Mas DIGUINHO melou a dança do atacante e garantiu o empate por 1 a 1 no BARÃO DE SERRA NEGRA.
O SÃO PAULO precisava da vitória para espantar a crise. Os três pontos não teriam tanta utilidade assim na tabela do estadual – o time já está classificado. Mas seriam bem-vindos porque dariam a chance para NEY FRANCO respirar. Só não se esperava que o herói fosse RODRIGO CAIO. O volante, improvisado na lateral direita, fez o gol decisivo do triunfo por 2 a 1 sobre o SÃO BERNARDO, nesta noite, no Estádio 1º de Maio.
Enfim, BARCOS é página virada no PALMEIRAS. Ao menos no que diz respeito ao número de gols marcados pelos atacantes do VERDÃO nesta temporada. Hoje, LEANDRO balançou a rede por duas vezes e o time bateu o BOTAFOGO por 2 a 0, no PACAEMBU. O VERDÃO chegou a 24 pontos e superou o próprio BOTAFOGO na briga por uma vaga entre os quatro melhores do estadual.
Depois de passar duas rodadas sem um resultado positivo, o MOGI MIRIM reencontrou o caminho das vitórias e bateu o ATLÉTICO SOROCABA, no WALTER RIBEIRO, por 3 a 1. O SAPÃO chega a 23 pontos e permanece na zona de classificação às quartas de final. Já a equipe sorocabana continua ameaçada pela degola com apenas nove pontos. O LINENSE empatou com o PENAPOLENSE por 1 a 1, no GILBERTÃO, e se manteve no G8. No AMAROS, OESTE e BRAGANTINO empataram por 2 a 2.

Internado no Hospital SAMARITANO, no RIO, desde que sofreu um AVC, no dia 7 de março, EMÍLIO SANTIAGO teve o quadro de saúde agravado em decorrência de uma trombose que atingiu sua perna ontem, na véspera de sua morte. “Estive no hospital, ele ainda estava sedado, não consegui falar com ele”, contou o artista plástico EVANDRO JÚNIOR, melhor amigo do intérprete. De acordo com ele, EMÍLIO tinha descoberto uma arritmia cardíaca havia dois anos. O AVC que sofreu pode estar relacionado ao problema. O último boletim médico divulgado pelo hospital, no dia 11, afirmava que o cantor estava internado na CTI do local, sem previsão de alta. Ele também estava impossibilitado de receber visitas. A cantora ALCIONE foi a última a vê-lo, no mesmo dia em que ele foi internado. “Eu só consegui passar a mão no braço dele e dizer “estou aqui” e ele disse “que bom, minha irmã”, lembrou-se a sambista, na frente do hospital SAMARITANO, hoje. Amiga e assessora de imprensa de EMÍLIO, EULÁLIA FIGUEIREDO disse que esperava uma reviravolta. “Tínhamos esperança, sim. Ele teve uma diverticulite há três anos, mas era um homem muito forte. Ele não bebia, não fumava”, lamentou ela.
O velório de EMÍLIO SANTIAGO reuniu fãs, amigos e personalidades na Câmara Municipal do RIO DE JANEIRO, hoje. A partir das 14 horas, o espaço foi aberto para o público que queria prestar suas últimas homenagens ao intérprete. Em cima de seu caixão, foram colocadas bandeiras do BOTAFOGO, time do coração do cantor, e do Centro Cultural CARTOLA, com as cores da MANGUEIRA, escola de samba por qual EMÍLIO sempre desfilou. SANTIAGO morreu nesta manhã, no Hospital SAMARITANO, em BOTAFOGO, zona sul do RIO, após complicações de um AVC isquêmico. “Ele tinha uma voz belíssima, como dizia NANA CAYMMI. Era um homem delicado, elegante, disse a atriz MARÍLIA PÊRA, que velou o corpo do amigo ao lado da cantora baiana. A sambista ALCIONE, que foi a última amiga a falar com EMÍLIO, voltou a se manifestar sobre a perda. “Tem hora em que me sinto viúva do EMÍLIO. Ele era tudo para nós, era da família”, afirmou. O secretário particular do intérprete, SUCA, afirmou que a cantora americana DIONNE WARWICK, com quem cantou numa apresentação no Teatro BRADESCO, em SÃO PAULO, no ano passado, também mandou as condolências. O enterro está previsto para 11 horas de amanhã, no Memorial do CARMO, no CAJU, na região portuária do RIO. Ele será enterrado ao lado da mãe, HERCÍLIA, morta em 2006.    
Um casal de comerciantes de lingerie, de 60 e 55 anos, passou momentos de terror, hoje, nas mãos de quatro bandidos que o manteve refém por mais de duas horas em casa, na zona leste. O ladrão que negociou a libertação das vítimas, ÂNDERSON DA SILVA, de 35 anos, e o irmão dele, ÉVERTON, de 33, são integrantes da facção criminosa PCC, segundo a polícia. Além deles, foram presos BRUNO HENRIQUE DE CARVALHO, de 26, procurado pela Justiça, e um adolescente de 17 anos. O drama da família começou às 6:20 horas, quando o dono da casa tirava o carro da garagem para ir ao trabalho. Assim que acionou o portão eletrônico, os bandidos invadiram a residência, na Rua SÊNECA, SÃO MIGUEL PAULISTA, e de revólveres nas mãos anunciaram o assalto. A quadrilha obrigou o comerciante a retornar para a sala, onde também imobilizou a mulher dele, que havia acabado de acordar. Um vizinho, porém, percebeu a mobilização e ligou para o 190. O soldado JEFFERSON WILLIAM TOLEDO e a CABO PM REGIANE DOS SANTOS, da 1ª Companhia do 39º Batalhão, foram os primeiros PMs a chegar. Em poucos minutos a rua ficou cercada de policiais e os bandidos, assustados, faziam mais ameaças às vítimas. O dono da casa, com problemas cardíacos, começou a passar mal e, após muita conversa, os ladrões concordaram em libertá-lo. Porém, levaram a moradora para a sacada e a mantiveram sentada em uma cadeira com arma encostada na cabeça, enquanto aguardavam a chegada da imprensa para se entregarem. Os ladrões só se renderam quando um deles recebeu uma ligação e foi informado que o grupo estava sendo mostrado na tevê.
Subiu para 28 o número de vítimas das chuvas em PETRÓPOLIS, no RIO. A 28ª morta é uma mulher que estava internada. Pelo menos quatro pessoas continuavam desaparecidas até à noite e cerca de 18 mil ainda residem em situação de perigo. O programa de reassentamento de pessoas em áreas de risco em todo o Estado, com orçamento de R$112,8 milhões, chegou ao fim de 2012 com apenas R$2,2 milhões de gastos. Nenhuma casa foi erguida na cidade.
A Justiça revogou hoje a prisão preventiva da médica VIRGÍNIA SOARES DE SOUZA, acusada de provocar mortes dentro de uma UTI do Hospital EVANGÉLICO, em CURITIBA. A  médica foi denunciada por coautoria em sete homicídios duplamente qualificados e formação de quadrilha. Outros sete profissionais da área de saúde também estariam envolvidos. Segundo o advogado da médica, ELIAS MATTAR ASSAD, ela vai responder ao processo em liberdade. VIRGINIA disse ao “FANTÁSTICO” que é inocente. “Nunca fui negligente, nunca fui imprudente, nunca tive uma infração ética registrada, uma queixa e exerci a medicina de forma consciente e correta”.
Recebo nesta noite, pelo “NINHO DAS ÁGUIAS” a notícia do falecimento do CORONEL PM Ref EDELCIO LEME DE ALMEIDA: Encaminho a msg dolorida do irmão do Edélcio que está longe na França, mas sempre perto em pensamento e orações: Em 20 de março de 2013 06:26, Eliphas ALMEIDA elip...@yahoo.fr> escreveu: Caro amigo Ciapina, Com o coração imerso na mais profunda tristeza, anuncio o falecimento, nesta madrugada, de meu querido irmão Edelcio Leme de Almeida, Aspirante da turma de 1969. A todos os amigos do Edelcio peço que levem um unico instante o pensamento Àquêle em que acreditam para pedir que sua alma repose em paz e que seu espírito seja conduzido no caminho da Luz. Abraços,
Eliphas Almeida.

EDELCIO nasceu em 28 de maio de 1945. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1969. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1969; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1975; CAPITÃO – 24 de maio de 1980. Não tenho as datas de suas outras promoções.
De cadeira de rodas, RONALD BIGGS, de 83 anos, foi ao funeral de BRUCE REYNOLDS, morto aos 81 anos. Em 1963, a dupla roubou 2,6 milhões de libras de um trem postal na ESCÓCIA, um dos crimes mais famosos do século vinte.    
O PAPA FRANCISCO confirmou, hoje, à presidente DILMA ROUSSEFF a visita ao BRASIL em julho para participar da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, no RIO DE JANEIRO. Ele também adiantou que vai aproveitar a primeira viagem oficial ao exterior para rezar em APARECIDA, no interior de SÃO PAULO. DILMA e o PAPA FRANCISCO ficaram cerca de 30 minutos juntos no Palácio Apostólico do VATICANO. De acordo com a presidente, os dois conversaram sobre combate à pobreza e prevenção ao uso do crack. “Ele é uma pessoa carismática e, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com os pobres”, disse DILMA, a segunda chefe de Estado recebida pelo novo papa – na segunda-feira, o PAPA FRANCISCO encontrou a presidente da ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER. Segundo DILMA, o papa contou que ficou muito comovido com a tragédia de SANTA MARIA, que causou a morte de mais de duas centenas de jovens no incêndio da boate KISS. “Ele disse que, em SANTA MARIA, o BRASIL demonstrou força e ternura. Acho que JORGE MARIO BERGOGLIO ser o papa é muito importante para o momento em que todos nós vivemos”, afirmou. No encontro, o pontífice entregou à presidente um livro com a síntese das discussões da Conferência dos Bispos Latinos-Americanos, realizada em APARECIDA, em 2007. Em retribuição, DILMA presenteou o papa com azulejos do artista brasileiro ATHOS BULCÃO, conhecido pelos seus painéis no Congresso.    
A rainha ELIZABETH 2ª apareceu pela primeira vez em público após mais de uma semana. Recentemente, ela cancelou compromissos oficiais devido a uma gastroenterite eu a levou a se internar. Ao lado do marido, o príncipe PHILIP, e de KATE MIDDLETON – mulher de seu neto WILLIAM – ELIZABETH compareceu a um evento pelos 150 anos do Metrô de LONDRES. A monarca conversou com funcionários do sistema de transporte na visita à histórica Estação BAKER STREET.
A SÍRIA pediu hoje à ONU que a organização aponte uma comissão independente para investigar um suposto ataque com armas químicas que teria ocorrido na terça-feira em ALEPPO. Segundo o governo sírio, o ataque deixou 25 mortos e teria sido cometido por rebeldes. Os insurgentes, no entanto, acusam o regime. Se comprovado, o uso de armas químicas pode alterar o curso de um conflito que já se arrasta há dois anos. Um ataque realizado por rebeldes poderia afastar o apoio internacional ou, caso usado pelo regime, o embargo de armas no pais pela UNIÃO EUROPÉIA poderá ser revisto.  
Tentando manter um clima amigável em sua primeira visita como presidente a ISRAEL, BARACK OBAMA afirmou que a segurança do país no ORIENTE MÉDIO “não é negociável”. Segundo OBAMA, os ESTADOS UNIDOS nunca proporcionaram tanta ajuda militar e de defesa a ISRAEL e a aliança entre as nações nunca foi tão forte. Em relação ao conflito entre ISRAEL e PALESTINA, OBAMA afirmou que tem como prioridade deste segundo mandato selar um acordo de paz na região e o elemento central para uma paz duradoura deve ser um “seguro e forte Estado judaico, ao lado de um estado forte palestino”. “Meu compromisso durante meu primeiro mandato não foi conseguir um grande acordo de paz, mas agora é prioridade”, afirmou o presidente, em coletiva à imprensa.   
2 014    :    -    QUINTA-FEIRA
Prezado Cel Ventura
Talvez não tenhamos  Sociedade para os próximos 60 anos se justamente não a virtualizarmos, pois as novas gerações que estão vindo ai são avessas a reuniões e encontros - o que gostam é ficar horas sentados em frente a computadores, buscando coisas aqui e ali na cata de rápidos e efêmeros estímulos - essa é a dura realidade.
Virtualizando a sociedade teremos a garantia que o melhor que ela pode oferecer - o resgate da história - permaneça no ar, de graça e visivel para todos.
Sou favorável a total virtualização. 
Reformar o prédio agora é empurrar essa necessidade de reforma para as gerações futuras, gerações essas que estarão cada vez mais enfurnadas em computadores e ambientes virtuais. Quem lá não estiver, não existira.
Aqui vejo isso claramente. As reuniões de academia e instituto estão cada vez mais rarefeitas e o jovem de hoje não quer nada disso.
Cobriremos mais terreno, afastaremos medalheiros e colarzeiros e daremos a Sociedade a plenitude de sua real finalidade, qual seja, resgatar e manter viva a memória de 32.

Precisamos virtualizar, fixar um valor mínimo de associação que servirá para manter site, secretária (trabalhando em casa), impressora de diplomas e telefone (sem boletos de trimestralidade que é outra fonte de crise e desgaste para se ficar cobrando) e pronto. 
A experiência NC foi uma prova insofismável disso. 
Sem sede, sem medalhas, sem mensalidades, sem gente pendurada em cargos fantasmas e com diplomas, os NCs tem conseguido popularizar a Epopéia de 32 para todos.
Ao meu ver, aumentar anuidade irá afastar as pessoas, focar em medalhas também irá afastar as pessoas que precisamos (historiadores, estudantes e entusiastas) pois precisamos de historiografia, poucos e bons soldados produzindo história, conteúdo para publicar, o jornal 32 em Movimento, palestras, eventos, placas e monumentos. 
Enorme abraço, grato pelo espaço para se sugerir e na luta pela expansão de nossa sociedade na direção que julgo ser a mais pertinente no momento em que vivemos>
Biajone

ESTIMADO BIAJONE
Você tem razão, mas a Sociedade ainda é regida por um Estatuto que não permite isso.
Em grande parte estamos exercendo a ideia virtual, razão pela qual permaneço altas horas da noite, diariamente, no computador, agilizando no ar a Sociedade.
Infelizmente sei que posso contar nos dedos as pessoas que estão disponíveis a isso.
No momento, obedecendo as regras estatutárias, deverei cumprir o que melhor se propõe para o MMDC.
Uma Assembléia Geral para mudar os estatutos agora viria causar um grande embaraço para todos nós.
Infelizmente, também, posso lhe afiançar que os associados não estão preparados para essa situação.
Por outro lado, luto para transformar a Sociedade em uma Federação. Dia 21 de abril, em CURITIBA, empossaremos os dirigentes da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA.
O nosso contato é virtual totalmente, como será também com as outras associações que serão criadas em outros Estados.
Apesar de tudo, estamos ganhando a "guerra". E de forma espetacular. As dificuldades materiais são suplantadas pelo estoicismo,  pela causa que abraçamos. Hoje, daqui a pouco, estarei com os alunos oficiais que dirigem o NÚCLEO "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", capitaneados pela MANUELA, no Comando Militar do Sudeste, entregando ao Cmt GENERAL ADHEMAR a réplica do anel da campanha "DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO".
Dia 25 darei posse ao presidente do mais novo núcleo, o de ATIBAIA. Dia 27 faremos um evento na Câmara Municipal de São Paulo. Dia 28 estaremos no quartel do CPA/M-2 em solenidade que merecerá destaque, face a relação de mais de duzentas pessoas que lá comparecerá. Já existem também dezenas de compromissos para abril. Seria enfadonho citá-los agora.
No momento em que estou redigindo esta mensagem para você recebo um telefonema auspicioso de um oficial que me comunica a mudança na direção da sub-prefeitura da SÉ e  retorno das tratativas que foram feitas no ano passado, sob a imposição do vereador TONINHO PAIVA para se fazer a reforma da sede da Sociedade. Diz também esse oficial que há uma relação histórica do prédio da RUA ANITA GARIBALDI com a Sociedade. Ali estamos desde 7 de julho de 1968 e se tornou conhecida de muita gente. Há de se lembrar que também se comemora neste ano o JUBILEU DE OURO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e não podemos ficar com a sede em situação crítica como se encontra.
A luta continua e o futuro trará muitas novidades. Em abril de 2015 será aberto o processo sucessório e poderá surgir alguém com muito mais tirocínio do que eu para assumir a Presidência em 7 de julho desse ano. A renovação também é necessária. 

A chegada dos alunos oficiais à Sociedade está marcada para 14:30 horas. Acontece que passa das 15 horas e nada da chegada deles. Somente às 15:30 horas chega a viatura. Houve problemas terríveis no trânsito. Vamos para o COMANDO MILITAR DO SUDESTE. Ali, aguardamos o momento em que o GENERAL ADHEMAR reúne seus oficiais para receber o COLAR DA VITÓRIA alusivo aos oitenta anos da Revolução Constitucionalista. Estão presentes os GENERAIS CAMPOS e SARDINHA. O GENERAL ADHEMAR deixará o Comando Sudeste nas mãos do GENERAL CAMPOS, no dia 24 de abril. Os nossos laços de amizade são os melhores possíveis. Os alunos oficiais do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” estão presentes, sob o comando do TENENTE PM CASELLA, oficial de ligação da Academia junto à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A aluna oficial MANUELA é a atual presidente do Núcleo e faz a entrega aos GENERAIS ADHEMAR, CAMPOS e SARDINHA da réplica do anel de 1932, na campanha “DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO”, somente sendo de prata e não de ferro como na época. GENERAL ADHEMAR deixa-me falar no início da cerimônia e, depois, num discurso emocionante, traça a sua amizade para com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e, de maneira toda especial, para com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também fala o GENERAL CAMPOS. Dá uma verdadeira aula sobre os princípios da revolução de 32 e compara a sala onde estamos com aquela da Rua SERGIPE, 37, onde se reuniam os principais líderes do Movimento Constitucionalista.
É, sobretudo, emocionante essa singela cerimônia. Vamos sentir muito a falta do GENERAL ADHEMAR, mas, por outro lado, vamos ter o GENERAL CAMPOS no Comando Militar do Sudeste, que dará continuidade ao espetacular trabalho do GENERAL ADHEMAR.   
Tenho de render minhas homenagens ao ANTONIO CARLOS ARISTIDES que documentou em imagens esse evento e já as colocou no FACEBOOK e ao atual Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS, que demonstrou muito bom relacionamento com os comandantes do SUDESTE.
Os alunos oficiais conduzem a mim e ao WILLIAM no retorno para nossos lares.  
Nesta noite coloco em minhas  memórias (blog):

quinta-feira, 20 de março de 2014

UM ASSUNTO DE INTERESSE A TODOS (as) OS NOSSOS (AS) AMIGOS (AS) E ASSOCIADOS (AS) DO MMDC

MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS.

Entre ontem e hoje recebi mais de cem e-mails a respeito da situação crítica em que se encontra o prédio da
SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
Na procura de dar uma resposta a todos (as) que mantiveram seus contatos conosco, oferecendo a ajuda na medida de casa um, elaborei esta ao último que manteve agora a noite uma manifestação, oferecendo o seu quinhão para a resolução do problema. Um fato novo surgiu hoje de manhã e está contida nesta mensagem que encaminho a vocês.
Minha presidência é a mais transparente possível e preciso de todos (as) para o sucesso da nossa saga.

Estimado SÍLVIO

Concordo com você, SÍLVIO. As cores usadas pelo AGUIAR foram muito fortes, mas ele assim pintou o quadro no intuito de ajudar
Essa situação de entrada de água de chuva na Sociedade é algo crônico no prédio. As calhas foram construídas internamente e não na parte externa. Entupida, a água encharca as paredes e causa um estrago considerável. Estou nesta Sociedade desde maio de 1996 e já participei de situações calamitosas. Seria enfadonho relatar esses acontecimentos num simples e-mail, mas não faltará ocasião para conversarmos abertamente sobre o caso.
Nos últimos dois anos a situação piorou muito embora a Sociedade fosse revitalizada em dezembro de 2009 após uma reforma feita pela Prefeitura. Mas é aquela história de você arrumar a noiva para o casamento, sendo ela feia. Talvez até a lua de mel ela se torne cobiçada, mas depois vem se descobrir os defeitos.
Foi assim com a demorada reforma que a Prefeitura fez. Não cuidou do essencial, embora a construtora fosse alertada pela situação durante todo o ano de 2009. Entregaram a reforma como se tudo estivesse muito bem.
As autoridades que compareceram naquela data de dezembro de 2009 bateram palmas, inclusive o próprio prefeito, mas nos meses seguintes já éramos vítimas de novas enchentes e estragos em documentos de forma irreparável.
Venho gritando aos quatro ventos a necessidade de se fazer algo sério no prédio, mas há a espera de pessoas que poderiam resolver o problema. A incúria, o comodismo, enfim, muita coisa vem somar para que  chegássemos a essa situação crítica.  
No ano passado, por ocasião dos contatos com o vereador TONINHO PAIVA, autor do projeto da PRAÇA GINO STRUFFALDI e de outras leis que beneficiam o Movimento Constitucionalista no município, ele declarou em reunião publica que ajudaria a Sociedade nessa situação da reforma. Realmente ele trabalhou arduamente junto ao sub-prefeito da SÉ no sentido de que os erros cometidos na anterior reforma fossem sanados agora. Marcaram-se  algumas reuniões com o então sub-prefeito. Três orçamentos foram apresentados e constam do projeto, mas por motivos ideológicos não foi para a frente o trabalho sério e competente do vereador.
Mas, apenas para finalizar e você vai gostar da notícia. Hoje de manhã um capitão ligou em minha casa e deu a notícia de que foi trocado o sub-prefeito e aquele que irá ou já assumiu o cargo, seu amigo, prometeu rever o processo que foi arquivado na sub-prefeitura. É uma esperança que renasce. Em função desse fato novo solicitei à tarde a suspensão de toda e qualquer doação por enquanto. Ficarei no aguardo das novas tratativas que serão realizadas nos próximos dias.   
A arrecadação mensal é mais do que suficiente para os gastos domésticos, uma vez que a Sociedade é de UTILIDADE PUBLICA e não visa lucros. Apenas surgiu o problema da reforma. Algumas pessoas poderiam realmente ajudar a Sociedade sem recorrer a recursos extremos como o sugerido pelo Professor Aguiar, mas não se pronunciaram e não mexeram uma palha sequer para nos ajudar. Isso já aconteceu no passado. Em 2004 a Sociedade devia muito e estava para fechar. Precisamos mudar o estatuto, corrigir erros internos e fazer com que o MMDC, como a ave mitológica FÉNIX, renascesse das cinzas para se tornar a Sociedade forte e coesa que existe hoje. Para você uma noção mais exata da pujança da Sociedade nos anos de 2011 para cá, foram criados cerca de 30 núcleos (principalmente no interior). Fizemos 140 eventos em 2012 e, no ano passado, as nossas solenidades ultrapassaram o número de 200. Somos conhecidos no Exterior (hoje as estatísticas traziam a Alemanha em primeiro lugar e o Brasil em segundo).
Ainda hoje estávamos no Comando Militar do Sudeste, junto com o General ADHEMAR, e a presença do nosso núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA". Na próxima terça-feira daremos posse ao presidente do Núcleo de ATIBAIA. No dia 27 participaremos da sessão solene proposta pelo VEREADOR CORONEL PM TELHADA, na entrega de condecorações do nosso Núcleo MMDC-LESTE. No dia 28 de março faremos uma solenidade muito importante no CPA/M-2 (zona sul).
Já temos eventos marcados para abril e maio. No dia 21 de abril irei a CURITIBA para dar posse aos dirigentes da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-1932 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA, que se realizará no CÍRCULO MILITAR, com a participação de dirigentes da LIGA DE DEFESA NACIONAL. Enfim, em que pese a situação crítica da sede o MMDC está mais vivo do que nunca. E isso graças à UNIÃO de todos. Há sempre os descontentes, mas isso às vezes é fruto da índole humana. E lembro a você a história do vagalume e da cobra> dizia o vagalume: POR QUÊ

CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, de maneira infeliz, manda-me um e-mail descabido, que não consigo entender as suas verdadeiras intenções. Mas não posso deixar passar em brancas nuvens a besteira que ele fez e a respondo, mas de maneira confidencial, por enquanto:
JAIRO
De uma tacada só você comete duas indelicadezas para com a minha pessoa. Estou na Sociedade e você trata diretamente, por telefone, com a MARINEI, nossa funcionária de um assunto que deveria ser discutido comigo. Percebo que você não quer conversa com o presidente.
Depois a própria MARINEI, surpresa, e sem jeito, entrega-me a sua mensagem, que deveria ser confidencial e não da maneira como você mandou.
Você tem algo contra a minha pessoa? Não ofendi absolutamente ninguém como você menciona no seu desastrado e-mail.
Não aceito, em hipótese alguma o seu descabido aconselhamento, muito fora de propósito.
Recebi centenas de e-mails de incentivo às medidas que estamos tomando para o bem da Sociedade.
Você fala em aluguel. Saiba que esse assunto já é muito velho na Sociedade e foi alvo de discussões ainda nos fins dos anos 90.
Eu mesmo vi dezenas de salas no centro da cidade, cujos aluguéis variam entre R$1600 a RS 5 mil. A Sociedade não pode assumir tal encargo, uma vez que nem todos os associados são fiéis ao pagamento dos boletos.
Não é melhor morar de favor, e nem estamos morando de favor. Esse prédio foi cedido à Sociedade em 7 de julho de 1968 e não agora. Não é por motivos ideológicos ou políticos que o MMDC está implorando para não ser despejado. Aliás, não sei onde você tirou essa ilação. Ninguém aventou o despejo da Sociedade (você está mal informado); O QUE ESTAMOS PLEITEANDO é a reforma do prédio, nada a ver com despejo. 
Em reunião de 27 de fevereiro de 2014, quando compareceram presidentes de núcleos e de comissões, além dos diretores executivos, esse assunto foi abordado e muito bem discutido.
O aluguel também foi abordado, mas seria algo que faríamos quando não houvesse outra solução. Ainda em fevereiro a nossa funcionária também viu várias salas, mas todas muito caras e que não convém a nós.
Você naturalmente desconhece a luta dos veteranos para a Permanência na sede que ocupa historicamente. Não somos nós que faremos qualquer coisa para empanar o brilho daqueles que lutaram pela causa sagrada de 32.
Estou jogando gasolina no incêndio? Sim, mas não é gasolina que estou jogando, mas simplesmente conscientizando os nossos associados desatentos aos problemas que a Sociedade enfrenta; os bombeiros são nossos vizinhos e creio ter boas amizades com todos. Não uso gasolina nem em carro, pois graças a Deus não o tenho.
Talvez a verdade doa quando serve de "carapuça" para alguém. Mas, sinceramente, JAIRO, sempre pensei que você fosse meu amigo e não alguém que esteja me enfrentando de maneira tão desleal. Até agora a minha linguagem é a mais branda possível. Poderia carregar as cores até de maneira violenta, face a inércia de muitos nesta Sociedade. Ou será que o vírus Carraro lhe contaminou? 
Fala você em orçar com o devido apuro técnico, a obra necessária. Levo ao seu conhecimento que isso já foi feito no ano passado por firmas idôneas que carrearam para o processo que se encontra na sub-prefeitura da SÉ para avaliação de quem é o responsável pelas obras. Foram três avaliações e não uma. Mas o Ubirajara é nosso amigo e nosso associado e o aceitarei de muito bom grado. O local já foi inspecionado também pelos bombeiros que amanhã já estarão consertando a calha rompida.
Para seu conhecimento, hoje de manhã surgiu um fato novo: a troca do sub-prefeito da SÉ. Recebi um telefonema do CAPITÃO PM ALEXANDRE, amigo dessa pessoa, que irá "ressuscitar" o processo da reforma. 
Gostaria que você acompanhasse O UBIRAJARA para se inteirar também da situação crítica da sede e conversasse diretamente comigo e não mandar recados pela coitada da funcionária, que se vê no "olho do furacão" com situações que não são de sua competência.
Esta mensagem é confidencial, mas constará de minhas memórias (não do meu blog), mas reservo-me no direito de passá-la para a MARINEI que recebeu, de maneira desastrada, o seu e-mail. Repito, para finalizar, não aceito seus conselhos. Sou adulto o suficiente para saber o que estou fazendo. Estou nesta Sociedade há quase dezoito anos e conheço muito bem todos os meandros da Casa. Espero o seu retratamento porque não houve ofensas a ninguém até o momento do seu e-mail, pois o único ofendido sou eu e de maneira a mais deselegante possível. Dou o assunto por encerrado entre você, eu e a MARINEI. Da A próxima vez venha conversar pessoalmente comigo. Atendo a todos indiscriminadamente e você seria uma pessoa que poderia ter mais afinidade com o presidente. Mas também pode ser que você não me considere como devo ser considerado. Aí é outra história e a novela estará então apenas no começo, com duras repercussões nada interessantes para a Sociedade. Não somos simpáticos a todos e nem quero ser simpático a quem não me aceita. Mas na presidência não aceito injunções descabidas e malcriadas. 
O Diário Oficial publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM VETERINÁRIO JORGE LUIZ LORENZETTI DE LIMA, que pertencia ao CPChq. Ele nasceu em 21 de julho de 1958. Entrou na PMESP, como 2º TENENTE em 28 de fevereiro de 1987. Foi promovido a 1º TENENTE em 15 de dezembro de 1987. Chegou a CAPITÃO em 24 de maio de 1991. Não tenho as datas de suas outras promoções

A Polícia Civil e a Tropa de Choque da Polícia Militar usaram da força para garantir, hoje, a transferência de presos das delegacias para os Centros de Detenção Provisória. Os distritos policiais estavam com as celas superlotadas em razão da greve dos agentes penitenciários, que chegou hoje ao 11º dia e paralisou parte de 88 das 158 unidades prisionais do Estado. Aproximadamente às 12:30 horas, segundo um grevista que não quis se identificar por medo de represália do governo, um comboio de viaturas da Polícia Civil, carregando cerca de 80 presos, estacionou em frente ao portão de acesso do CDP BELÉM I, na capital paulista, escoltado pelas viaturas a serviço da Tropa de Choque.
Cerca de 20 agentes penitenciários sentaram atrás do portão, que estava fechado com cadeado, para impedir a entrada dos policiais. Os PMs desceram da viatura, negociaram e se posicionaram para a ação. “A Tropa de Choque jogou spray de pimenta sobre nós e todos se afastaram. Depois os PMs arrebentaram os cadeados. Foi um desrespeito total conosco”, relatou o agente revoltado.
O comboio entrou no CDP, mas os agentes que estavam no seu interior, para garantir o funcionamento, se recusaram a efetuar a transferência. De acordo com o agente penitenciário, os diretores fizeram o trabalho.
O SINDASP afirmou ainda que foi usada a força no CDP de PINHEIROS, também na capital, e em outros no interior do Estado. No CDP de SANTO ANDRÉ a transferência foi feita de forma pacífica.
A Secretaria de Administração Penitenciária afirmou, em nota, que a 1ª Vara da Fazenda Pública determinou que fica proibida qualquer medida que “impeça o transporte  de detentos para audiência e julgamento (...) e a transferência de presos entre unidades” e “está tomando as medidas necessárias para que a liminar seja cumprida”.
A Secretaria de Segurança Pública informou, também por meio de nota, que “o governo do Estado de SÃO PAULO mantém sua disposição de negociar com as entidades representantes dos agentes penitenciários”. Em assembleia realizada hoje à noite, os agentes penitenciários de SOROCABA, ITAPECERICA, RIO PRETO e BAURU mantiveram a greve.

A atriz BETTY LAGO, de 58 anos, está internada em uma clínica no RIO DE JANEIRO, devido à queda de imunidade. O caso só veio a tona agora, mas a atriz estava sendo acompanhada pelo menos desde o Carnaval, quando cobriu os desfiles das escolas de samba do RIO pelo canal pago VIVA. Em 2012, BETTY LAGO foi diagnosticada com câncer na vesícula e ela mantém os tratamentos para conseguir se curar da doença. A assessoria de imprensa da clínica informou que não está autorizada a divulgar o quadro de saúde da atriz.

O futebol é cheio de grandes personagens e imagens marcantes. Hoje, perdeu um de seus maiores símbolos. Capitão da seleção brasileira campeã mundial na SUÉCIA, em 1958, HILDERALDO LUÍS BELLINI morreu em SÃO PAULO, aos 83 anos. O corpo será sepultado amanhã, em ITAPIRA, cidade natal dele.
BELLINI estava internado desde segunda-feira, dia 17, na UTI do Hospital NOVE DE JULHO, após sofrer uma parada cardíaca, em casa, onde já se encontrava entubado, em estado grave.
Há dez anos, o capitão lutava contra o MAL DE ALZHEIMER e já não conseguia reconhecer nem mesmo os familiares. Para os fãs do futebol, porém, a imagem que fica de BELLINI é aquela imortalizada após a histórica vitória por 5 a 2 sobre a SUÉCIA, na final do MUNDIAL de 1958. Ali, o capitão deixou sua marca para sempre no esporte ao erguer a taça sobre a cabeça na hora da comemoração.
O gesto, até então inédito, virou parte do rito de conquista e passou a ser imitado por campeões em qualquer torneio. Quatro anos depois, o defensor voltou a ser campeão mundial, desta vez, como reserva.
Ídolo de uma geração, BELLINI foi também referência para aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. “Era um líder natural, foi sempre um grande homem. Infelizmente essas são coisas que acontecem”, disse o ex-volante ZITO, companheiro de seleção do capitão em 1958. “Com ele em campo, não tinha brincadeira durante o jogo. Fora, conversava muito com todo mundo, gostava de contar histórias”.
Da relação com os companheiros de equipe, resistem as boas histórias. Como uma das muitas contadas pelo também bicampeão PEPE. “Ele gostava de dizer que, com ele, era na base do bumba meu boi. Falava ‘Não vou matar a bola no peito e sair jogando’. O negócio era despachar a bola da área, por baixo, por cima, não tinha importância”. Agregador, o beque, que iniciou a carreira no modesto ITAPIRENSE em 1946, deu mostra de sua grandeza de espírito ao acatar a reserva no MUNDIAL DE 1962. Apesar de perder a vaga para MAURO, se tornaram próximos. Por ironia do destino, foi para substituir o amigo que BELLINI chegou ao SÃO PAULO, após 11 anos como ídolo do VASCO.
Com o gesto eternizado na imagem da estátua que recebe torcedores em frente ao Portão D do MARACANÃ, com o troféu da COPA erguido sobre a cabeça, o zagueiro BELLINI foi homenageado pela administração do estádio. Por causa da peça, a rampa de acesso à entrada ganhou o apelido de RAMPA DO BELLINI e se tornou ponto de encontro dos torcedores antes dos jogos. Como forma de homenagem, o MARACANHÃ teve a cobertura do estádio iluminada em verde e amarelo.
Em comunicado, a administração do local lamentou o falecimento do ex-capitão e se solidarizou com a família dele.
Com a morte do zagueiro campeão, restam apenas sete jogadores vivos daquele grupo vencedor do MUNDIAL DE 1958, na SUÉCIA: DINO SANI, MOACIR, ZITO, ZAGALLO, PELÉ, MAZZOLA e PEPE. No ano passado, o BRASIL se despediu de NILTON SANTOS, DJALMA SANTOS e GYLMAR.

A Polícia Federal prendeu, hoje de madrugada, o ex-diretor da PETROBRÁS PAULO ROBERTO COSTA, no RIO DE JANEIRO. COSTA é suspeito de ter ligação com uma organização criminosa que lavava dinheiro em seis estados e no DISTRITO FEDERAL, desarticulada no início desta semana na OPERAÇÃO LAVA JATO. A estimativa é de que o grupo tenha movimentado mais de 10 bilhões de reais. Segundo a AGÊNCIA BRASIL, a PF informou que COSTA foi preso provisoriamente porque estava destruindo provas de sua ligação com um doleiro. O ex-diretor da PETROBRÁS deveria ser levado ainda hoje para CURITIBA, base da OPERAÇÃO LAVA JATO. Ele também é investigado pelo Ministério Público do RIO por participar da compra pela PETROBRÁS de uma refinaria nos EUA. A operação resultou em prejuízos para a estatal.
Na segunda-feira, dia 17, a PF cumpriu 24 mandados de prisão e 15 de condução coercitiva, além de 81 mandados de busca e apreensão em 17 cidades, inclusive em SÃO PAULO. Cerca de 400 policiais participaram da operação. A organização contava com quatro grupos, que tinham à frente doleiros que lucravam com câmbio paralelo ilegal, mas também praticavam crimes como tráfico de drogas, exploração e comércio ilegal de diamantes e corrupção de agentes públicos, entre outros.
Juntos, os grupos movimentaram mais de dez bilhões de reais nos últimos três anos, de acordo com informações do COAF (CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS), do Ministério da Fazenda. A principal forma para lavar o dinheiro era por meio de atividades como redes de lavanderias e postos de combustível. Eles também abriram empresas de fachada no BRASIL e no exterior para simular contratos de importação e exportação. Por esse mecanismo de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, apenas um doleiro enviou ao exterior, entre 2009 e 2013, 250 milhões de dólares.

O STF determinou hoje a prisão do deputado federal paraense ASDRÚBAL BENTES, do PMDB, pelo crime de esterilização cirúrgica irregular. Os ministros rejeitaram recurso da defesa do parlamentar, que vai cumprir três anos e um mês de prisão em regime aberto. O STF também decidiu informar a Câmara dos Deputados sobre a condenação para que a Casa abra processo de cassação do parlamentar. Segundo o Ministério Público, BENTES usou a Fundação PMDB MULHER para recrutar eleitores em troca de cirurgias de laqueadura tubária. Os fatos ocorreram em 2004, quando ele era candidato a prefeito de MARABÁ (PA). O mandado de prisão deveria ser expedido ainda hoje.
Segundo a AGÊNCIA BRASIL, a denúncia mostrou que as mulheres eram encaminhadas a um hospital, onde eram submetidas a cirurgias, justificadas com documentos falsos. De acordo com a Lei de Execução Penal, condenados ao regime aberto devem cumprir a pena em uma casa de albergado. No entanto, como não há esse tipo de estabelecimento no sistema penal do DISTRITO FEDERAL, se optar por cumprir a pena em BRASÍLIA, BENTES cumprirá prisão domicilia, com restrições. O juiz poderá determinar horários para o condenado chegar em casa e proibi-lo de frequentar determinados locais.

A juíza ANA PAULA MONTE FIGUEIREDO PENA BARROS, da Auditoria de Justiça Militar, concedeu, hoje, liberdade provisória aos três policiais militares que estavam no carro que arrastou CLÁUDIA SILVA FERREIRA. A magistrada disse que a perícia concluiu que a mulher morreu em decorrência do tiro que levou no tórax. Ainda nesta noite no RIO, ao menos duas Unidades de Polícia Pacificadora foram atacadas. Em MANGUINHOS, o comandante da UPP, CAPITÃO PM GABRIEL TOLEDO, foi baleado. O outro ataque confirmado foi na UPP CAMARISTA MÉIER. Depois desses episódios, o policiamento foi reforçado próximo às UPPs.

Um grupo de assaltantes barbarizou na noite de ontem e nesta madrugada no RIO DE JANEIRO. Eles fizeram oito pessoas como vítimas de sequestro relâmpago, rodaram com elas entre o subúrbio e a zona sul da cidade e acabaram matando uma mulher. Os criminosos usaram ao longo do trajeto três carros. A mulher morta foi atingida em um quarto automóvel. Três das vítimas relataram aos policiais terem sido torturadas. Uma delas foi obrigada a ficar nua.
Autoridades australianas informaram ter detectado, por imagens de satélite, dois objetos possivelmente relacionados com o avião desaparecido da MALAYSIA AIRLINES. “Os objetos são relativamente indistintos. Recebi a indicação de que eles têm uma dimensão razoável e provavelmente estão flutuando”, afirmou JOHN YOUNG, na Autoridade de Segurança Marítima australiana. “O maior foi estimado em 24 metros. Há também outro de menor dimensão”. O voo MH370 desapareceu com 239 pessoas a bordo.   

A Polícia Federal deflagrou hoje a OPERAÇÃO MONTE POLLINO para desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína da AMÉRICA DO SUL para a EUROPA. Foram cumpridos, simultaneamente, mandados de prisão e de busca no BRASIL, na ITÁLIA, na ESPANHA, em PORTUGAL, no REINO UNIDO, na HOLANDA, na SÉRVIA, em MONTENEGRO e no PERU, com o apoio da INTERPOL e dos adidos da PF na INGLATERRA, na ITÁLIA e na ESPANHA. Cerca de 70 policiais federais participam da ação no BRASIL. Doze pessoas foram presas – dez no BRASIL, uma na ESPANHA e uma na ITÁLIA. Foram apreendidos 1,3 tonelada de cocaína e 760 mil dólares. A 2ª Vara da Justiça Federal de SANTOS determinou o sequestro de imóveis e veículos pertencentes à organização criminosa, no valor de 3 milhões de reais.               

O governo da RÚSSIA anunciou hoje sanções contra os ESTADOS UNIDOS em retaliação às sanções já impostas pelo governo OBAMA e pela UNIÃO EUROPÉIA a integrantes do governo russo que participaram do processo de incorporação da CRIMÉIA à RÚSSIA, segundo a agência REUTERS. “Ante cada ato hostil, responderemos de modo adequado”, indicou o Ministério das Relações Exteriores russo. EUA e UNIÃO EUROPÉIA são contra a maneira como a CRIMÉIA foi incorporada à RÚSSIA.

Algo no íntimo de NAOMI SHIRLEY, de 75 anos, indicou que ela não suportaria ficar longe do marido, TOM SHIRLEY, de 83 anos, internado em um hospital. Ela teve um ataque cardíaco fulminante dez minutos após a morte dele, domingo, dia 16, na FLÓRIDA (EUA). “Meu pai morreu sem saber que minha mãe estava indo visitá-lo e ela morreu dez minutos depois. Nenhum dos dois soube que o outro já havia morrido. Agora eles estão juntos, olhando por nós”, disse TOM SHIRLEY JÚNIOR, filho do casal. NAOMI e TOM se conheceram em 1969 e passaram 45 anos juntos. 

2 015     :   -    SEXTA-FEIRA
Portarias da Diretora de Pessoal, de 19-3-2015 Transferindo para reserva a pedido, nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, combinado com artigo 3º, "caput" e § 1º, e, artigo 4º da Lei complementar 1150/11, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel PM 822418-8 Vicente Nicola Novellino - CIPM - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0877/15 - Pr. 5.745.195/15).
VICENTE NICOLA NOVELLINO nasceu no dia 21 de janeiro de 1961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1985. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE - 24 de maio de 1989; CAPITÃO - 24 de maio de 1995; MAJOR - 25 de agosto de 2005; TENENTE-CORONEL - 15 de dezembro de 2009. Foi promovido a CORONEL em 24 de maio de 2011.

ANTONIO CARLOS ARISTIDES chega em casa por volta das 7:30 horas. Vamos iniciar uma viagem até TAUBATÉ. ARISTIDES se prontificou a me acompanhar nesta solenidade no 5º BPMI. Vamos realizar uma viagem tranquila, sem percalços. Com o ARISTIDES discutimos muita coisa com relação à Sociedade. Ele está muito contente pelo desenvolvimento na mídia das palestras e monitoramento que serão executados amanhã, sábado, em parceria com o RICARDO DELLA ROSA, no Monumento Mausoléu.
Somos recepcionados pelo TENENTE-CORONEL PM JOSÉ SODÁRIO VIANA, Comandante do 5º BPMI. Os convidados vão chegando e tenho a grata satisfação de encontrar com antigos companheiros, como é o caso do CORONEL PM ANTONIO JOAQUIM DE OLIVEIRA JÚNIOR, do CORONEL PM ALEXANDRE JOSÉ DA CRUZ MEDEIROS (nasceu em 3 de maio de 1934), rumando para os seus 81 anos; do CORONEL PM CESÁRIO, do CORONEL PM LAMARQUE MONTEIRO, do TENENTE PM SAMUEL MESSIAS DE OLIVEIRA e outros antigos comandantes do 5º BPMI.
Sou condecorado com a Medalha do 1º Centenário do 5º BPMI "GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO pela CORONEL PM ELIANE NIKOLUK, Comandante do CPI-1 (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS).    

DIPLOMA
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em conformidade com o Decreto nº 54.100, de 12 de março de 2009, outorga a
MEDALHA 1º CENTENÁRIO do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior "General Júlio Marcondes Salgado" ao
CEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar do Estado de São Paulo e ao 5º Batalhão Militar do Interior "Gen Salgado".
Quartel em Taubaté, 20 de março de 2015
RICARDO GAMBARONI
Cel PM - Comandante Geral

JOSÉ SODÁRIO VIANA
TenCel PM - Comandante 5º BPMI "GENERAL SALGADO"

Conversamos com o CORONEL PM LAMARQUE MONTEIRO e TENENTE PM SAMUEL MESSIAS DE OLIVEIRA. Eles escreveram o livro CASA DE CUSTÓDIA DE TAUBATÉ. Presenteiam a mim e ao ARISTIDES com um exemplar desse livro, já em segunda edição.
LAMARQUE MONTEIRO é bacharel em Direito pela Universidade de TAUBATÉ, supervisor de Segurança do Trabalho - SESI. Foi comandante do 46º BPMI - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS; 5º BPMI - TAUBATÉ e subcomandante do Centro de Formação de Praças "Cel Eduardo Assumpção" de PIRITUBA. Na reserva foi presidente do PANATHLON CLUB TAUBATÉ, CLUBE DOS 21 IRMÃOS-AMIGOS DE TAUBATÉ e CASA SÃO FRANCISCO DE IDOSOS DE TAUBATÉ por duas gestões. Membro da diretoria da Sociedade de Amparo e Promoção de Jovens Adolescentes - SOAPRO, Associação Pró-Resgate Histórico da ILHA ANCHIETA e dos Filhos da ILHA, Associação de Atletas Master de TAUBATÉ, Movimento União Cultural de TAUBATÉ, Conselho Municipal de Idosos, União Brasileira de Trovadores de TAUBATÉ, locutor da Rádio Liberdade Comunitária FM 104K,9 onde tem programa musical e entrevistador esportivo na TV CIDADE DE TAUBATÉ. Escreveu em 2005 a primeira edição do livro CASA DE CUSTÓDIA DE TAUBATÉ e lançou em 2012 o livro PANATHLON CLUB TAUBATÉ. Fez curso básico de piano, pintura e escultura na escola FÊGO CAMARGO de TAUBATÉ.
O co-autor SAMUEL MESSIAS DE OLIVEIRA é natural de ITATIBA-SP, Tenente Reformado da Polícia Militar, bacharel em Letras, trabalhou na extinta CASA DE DETENÇÃO DO CARANDIRU, Penitenciária do Estado e no Recolhimento de Menores de São Paulo, atual FUNDAÇÃO CASA. Também serviu na rádio patrulha, no trânsito em SÃO PAULO, no 5º BPMI de TAUBATÉ, trabalhou na vigilância e escolta de presos no Instituto de Reeducação de TREMEMBÉ, comandou o destacamento de Polícia Militar do município de REDENÇÃO DA SERRA, guarda-militar da CASA DE CUSTÓDIA E TRATAMENTO de TAUBATÉ, Supervisor de Força de Patrulhas em TAUBATÉ e PINDAMONHANGABA, escrivão da Seção de Justiça e Disciplina no 5º BPMI, instrutor na Escola de Formação de Soldados do 5º BPMI. Como comunicador social em PINDAMONHANGABA tinha programa noticioso policial na Rádio FM 94,5 Difusora de PINDAMONHANGABA, foi colunista do JORNAL DA CIDADE, e diretor do jornal NOTÍCIAS POLICIAIS - VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE. É radialista formado pelo SENAC de TAUBATÉ. Autor dos livros: ILHA ANCHIETA - REBELIÃO, FATOS E LENDAS; ILHA ANCHIETA - O PRISIONEIRO DO PAVILHÃO 6; REBELÃIO NA ILHA ANCHIETA - RELATOS DE UM SOBREVIVENTE. É presidente do Conselho Comunitário de Segurança de PINDAMONHANGABA e da Associação Pró-Resgate Histórico da ILHA ANCHIETA E DOS FILHOS DA ILHA. É membro efetivo da Academia Pindamonhangabense de Letras.
Acompanhado do ARISTIDES, vamos conhecer o MEMORIAL DO 5º BPMI e retornamos para SÃO PAULO.
Já em casa, noto que se arma tremendo temporal. São 15:30 horas. Entro em contato telefônico com a MARINEI e autorizo a deixar o Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA face ao mau tempo. Diz ela que o 20º BPMM está preparando entrega de Medalhas para 30 de março.
Mais tarde vejo as imagens da Solenidade no 5º BPMI, geradas pela máquina fotográfica do ARISTIDES. Também vejo as imagens da cerimônia de entrega de espadas aos novos oficiais de administração, na APMBB, mandadas pela ORÍTIA ABREU SERAFIM. Nesta solenidade estiveram presentes o FERNANDO MORENO e o WILLIAM MASCARENHAS.
A chuva voltou a cair forte hoje à tarde em SÃO PAULO. Desta vez a região central e a zona leste foram as mais castigadas. Na quinta-feira, a zona sul e a cidade de TABOÃO DA SERRA ficaram debaixo d´água após o temporal que fechou o verão.
Hoje, às 15 horas, o Centro de Gerenciamento de Emergências colocou toda a capital em estado de atenção para enchentes. Não demorou muito para que as ruas ficassem alagadas.
A MARGINAL TIETÊ chegou a ter o trânsito bloqueado nos dois sentidos por causa de pontos intransitáveis. Os veículos também não puderam passar pelo MINHOCÃO, na altura da Rua ANA CINTRA, em ambos os sentidos, Avenida SÃO JOÃO, PRAÇA LUIZ CARLOS MESQUITA, AVENIDA MARQUÊS DE SÃO VICENTE e RADIAL LESTE, nas proximidades do VIADUTO GUADALAJARA.
Os trens da LINHA 10 - TURQUESA, do CPTM, pararam parcialmente as viagens entre as estações BRÁS e MOOCA por mais de uma hora devido ao acúmulo de água na via. O mesmo aconteceu na LINHA 11 - CORAL, entre as estações LUZ e TATUAPÉ. Presos dentro dos vagões, passageiros acionaram os botões de emergência e deixaram as composições, caminhando nos trilhos.
As linhas 2 - VERDE e 3 - VERMELHA do Metrô tiveram de reduzir a velocidade dos trens por causa do temporal. Com maior intervalo entre as composições e de parada, várias estações ficaram lotadas por volta das 16 horas. A situação só foi normalizada 40 minutos depois.
Na GRANDE SÃO PAULO, a chuva também afetou os municípios de CAIEIRAS, SANTO ANDRÉ e SÃO BERNARDO DO CAMPO.
O Corpo de Bombeiros retomou, hoje de manhã, as buscas pelo homem que desapareceu durante  a enchente na tarde de ontem, em TABOÃO DA SERRA. A cidade foi uma das mais atingidas pelo temporal. De acordo com a corporação, as buscas recomeçaram no Córrego PIRAJUÇARA.
O carro em que a vítima estava foi arrastado pela enxurrada na Rua GETÚLIO VARGAS. O motorista, segundo testemunhas, estava agarrado na porta, do lado de fora. Instantes depois, ele não foi mais visto.
Imagens feitas por celular o mostram pedindo socorro. Trinta e dois bombeiros trabalharam hoje na tentativa de localizar o homem. Uma equipe fez busca no Córrego do PIRAJUÇARA, outra na MARGINAL PINHEIROS e uma terceira no LARGO DO TABOÃO, mas a operação terminou sem sucesso.

A Secretaria Estadual de SAÚDE confirmou, hoje, a morte de uma homem de 35 anos, morador de PEDREIRA, na zona sul da capital, por dengue. Esta é a terceira vítima fatal da doença registrada na cidade em 2015. A Prefeitura ainda não tinha confirmado o óbito e, em nota, respondeu que ainda investigava o caso. Até agora SÃO PAULO registrou 1.833 casos de dengue até a oitava semana de 2015. O número è três vezes maior do que o contabilizado no mesmo período de 2014, quando ocorreram 603 casos. Os outros dois mortos em decorrência da doença foram uma idosa de 84 anos, moradora de BRASILÂNDIA, zona norte, e um menino de 11 anos, do JARDIM ÂNGELA, na zona sul.     

O IEMEN viveu hoje mais um dia de choque e pavor com atentados na capital, que deixaram centenas de vítimas, enquanto o complexo presidencial em ADEN, no sul do país, se viu novamente sob ataque.
A ação de quatro homens-bomba dentro e fora de duas mesquitas em SANAA mataram ao menos 126 pessoas e deixaram mais de 200 feridas, entre elas políticos HOUTHIS, minoria que tomou o controle da capital em janeiro. O grupo extremista ESTADO ISLÂMICO reivindicou a autoria do ataque através do TWITTER.
As explosões ocorreram durante as orações do meio-dia nas mesquitas xiitas de AL-BADR e AL-HASHAHUSH, seguidas de um terceiro ataque frustrado. Uma das testemunhas contou ter ouvido duas explosões na Mesquita de AL-BADR. "Estava indo rezar quando ouvi a primeira explosão. Um segundo depois, ouvi a outra", contou, sem se identificar.
Um outro homem-bomba detonou seus explosivos num complexo do governo na província de SADAA, área do norte de forte presença HOUTHI, mas aparentemente a bomba explodiu antes. Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida. As duas mesquitas alvos dos atentados são locais xiitas  muito populares na capital.
O imã AHMED-AL-MUTAUAKIL, membro da executiva do movimento, ficou ferido e foi levado ao hospital, Na MESQUITA DE AL-BADR, outro líder religioso também morreu, relataram autoridades.
Em ADEN, a artilharia antiaérea abriu fogo contra aviões não identificados que sobrevoavam o complexo presidencial. Foi o segundo dia consecutivo de ataques aéreos ao complexo. Conflitos entre insurgentes e partidários de HADI no aeroporto da cidade mataram pelo menos 10 pessoas.     

A polícia tunisiana prendeu quatro parentes de um dos autores do atentado que matou 23 pessoas e feriu outras 40 no MUSEU DO BARDO, em TÚNIS, na quarta-feira, dia 18 de março. A dupla de terroristas foi treinada na LÍBIA, de acordo com o secretário de Estado para a Segurança, RAFIK CHELLY. O ataque foi reivindicado pelo ESTADO ISLÂMICO na quinta-feira, dia 19. As autoridades prenderam dois irmãos, uma irmã e o pai de HATEM KHACHNAOUI, originário de KASSERINE, região conflituosa por conta do extremismo religioso.


Ao menos 30 pessoas morreram após dois vagões de um trem de passageiros sair dos trilhos no norte da ÍNDIA hoje. Dezenas de passageiros ficaram feridas. O acidente aconteceu às 9:30 horas locais próximo à cidade de BACHHRAWAN, no estado de UTTAR PRADESH. A suspeita é que houve falha nos freios.