sábado, 4 de março de 2017

BANCO DE DADOS DA FEB - CLÁUDIO LUIZ SENISE

Banco de Dados FEB

Entrada
x

Claudio Luiz Senise

Anexos3 de mar (Há 1 dia)
para Cco:mim
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Ricardo <rlartes@gmail.com>
Data: 10 de fevereiro de 2017 15:05
Assunto: Banco de Dados FEB
Para:
Ola...

Amigos eu gostaria de convida-los para conhecer o Banco de Dados FEB.

Somos um site de tributo aos brasileiros que tiveram contato com a Segunda Guerra Mundial dando enfase para os veteranos da Força Expedicionária Brasileira, mas também não deixando de publicar sobre veteranos da Defesa de Costa, Marinha Mercante e de Guerra, Força Aérea, Soldado da Borracha e etc...

www.bancodedadosfeb.com.br 

Caso tenha interesse em nos ajudar, favor entre em contato.

OBS: O site não tem fins lucrativos.

Obrigado pela atenção.

02 DE MARÇO DE 2017 - QUINTA-FEIRA

D I A      D  O  I  S       D E     M  A  R  Ç  O     D E     2017     -     QUINTA-FEIRA.
80 anos, dois meses e 3 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 237ª DO ANO 66º - MÊS 8º
58 anos e 270 dias na PMESP
58 anos e 21 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 062 dias – 501 860 horas.
53 anos e 177 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 353 dias no Posto de Coronel – 347 meses e 19 dias
11 114 DIAS CORONEL - 25 anos e 79 dias na reserva.
5 anos e 238 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 298-665 816                           11 114 260 284                             10 840-253 860.
DIA DE SANTA INÊS DE PRAGA. Nasceu em 1208 e era filha do rei da BOÊMIA. Recusou-se a casar com FREDERICO II, imperador da ALEMANHA. Recolheu-se em um convento das CLARISSAS. Foi educada por monges. Dedicou-se aos pobres, fundando um hospital para eles. Foi abadessa.
DIA DE SÃO SIMPLÍCIO. Foi PAPA de 468 a 483, época em que assistiu à queda do IMPÉRIO ROMANO do Ocidente, acontecimento que abalou o mundo e afetou as condições de vida da Igreja.

457 a. CAPITÃO PEDRO DE CASTILHO funda a cidade argentina de MENDOZA, em 2 de março de 1560.
207 a. nasce JOAQUIM VICENTE PECCI, eleito PAPA com o nome de LEÃO XIII, em 2 de março de 1810.
193 a. nasce FEDERICO SMETANA, compositor checoslovaco, em 2 de março de 1824.
152 a. começa em PARIS a Conferência Internacional para estabelecer um sistema de comunicações e de tarifas telegráficas, em 2 de março de 1865.
141 a. nasce EUGÊNIO PACELLI, conhecido como PAPA PIO XII, em 2 de março de 1876. Foi eleito em 2 de março de 1939. Foi intensa sua ação para evitar a morte de milhares de judeus durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Em 1950, PIO XII proclamou solenemente o dogma da assunção da VIRGEM MARIA.
139 a. IGNÁCIO VEINTEMILHA é proclamado ditador da República do EQUADOR, pela segunda vez, em 2 de março de 1878. Originou-se uma guerra civil que se prolonga até 1883.
128 a. nasce CÁSPER LÍBERO, em 2 de março de 1889, tendo falecido num desastre de avião, no RIO DE JANEIRO, em 27 de agosto de 1943. Jornalista brasileiro nasce em BRAGANÇA PAULISTA. Formou-se pela Faculdade de Direito de SÃO PAULO. Dedicando-se depois ao jornalismo, fundou a primeira agência noticiosa a serviço da imprensa brasileira. Diretor de A GAZETA, um dos mais prestigiosos vespertinos paulistas, fundou A GAZETA ESPORTIVA, considerado, na época, o maior jornal esportivo da AMÉRICA DO SUL, sob cujos auspícios de promoveram competições atléticas de repercussão internacional: a 9 de Julho (ciclismo) e a SÃO SILVESTRE (pedestrianismo). Ao morrer, instituiu por testamento a FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO, mantenedora de ambos os jornais, uma emissora de rádio e uma Escola de Jornalismo.
126 a. as primeiras eleições legislativas pelo sufrágio universal são celebradas na ESPANHA, em 2 de março de 1891.
120 a. CORONEL ANTÔNIO MOREIRA CÉSAR lidera o terceiro ataque ao arraial de CANUDOS em 2 de março de 1897. Apesar de ser formada por 1300 soldados, armados com metralhadoras e fuzis, a tropa é novamente derrotada pelos sertanejos comandados por ANTÔNIO CONSELHEIRO. CÉSAR, conhecido como “CORTA CABEÇAS”, acaba morto, assim como 5 oficiais e 200 soldados. O governo republicano temia que o “reduto de baderneiros” inspirasse outros levantes e só conseguiu tomar e destruir o vilarejo em outubro.
119 a. das seguintes publicações no jornal O DIÁRIO POPULAR de 2 de março de 1898: na impossibilidade de dar as votações das eleições presidenciais, ontem realizadas, daremos apenas os resultados diariamente conhecidos: SÃO PAULO – nos sete distritos – CAMPOS SALLES 23.201; LAURO SODRÉ 1.437; ROSA E SILVA 23.130; FERNANDO LOBO 1.489.
SANTOS – num conflito havido ontem à noite, na praça MAUÁ, ficaram bastante feridos MARIO BRAZILIENSE, guarda-livros do Banco MERCANTIL e FREDERICO MORAES, sobrinho do presidente da República. Motivaram esse conflito questões políticas.
A imprensa chilena protesta contra a presença nas águas do porto de VALPARAISO de um transporte de guerra argentino.
Ouvimos de pessoa que nos merece todo o conceito eu está formado nesta capital, um sindicato composto de poucos cavalheiros, mas disposto de meios para levar a efeito a construção de um teatro lírico, com a lotação de duas mil pessoas.
RIO – as declarações do GENERAL BIBIANO COSTALLAT, de que nos correios lhe haviam dito que as suas cartas se achavam na polícia, causaram má impressão. A chefia de policia declarou que era exato que as cartas se acham na repartição Central, à disposição do mesmo general, não tendo sido reclamadas.     
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 2 de março de 1899: os nossos colegas ESTADO e CORREIO para provar que não se trata de injustiça ou extorsão, hoje defendem o ato da Prefeitura que autoriza a cobrança de multas na aferição de carroças. Não procede a defesa pela simples razão de não ter a Prefeitura até agora marcado o prazo para aquele serviço e muito menos prorrogado. Os colegas indiquem-nos em que folha foi publicado o respectivo edital, como se fez para os pesos e medidas, e para os pagamentos de impostos.
O inspetor da Delegacia Fiscal do Tesouro Federal em São Paulo determinou que fosse multada na importância de dez contos a firma desta praça THEODORO WILLE & COMP, por não ter no prazo competente entrado nos cofres federais com a quantia de 100 contos que a lei exige como caução a estabelecimentos que negociam com cambiais.
Na colônia do ALTO URUGUAI têm se dado fatos desagradáveis. Os soldados atacaram a arrecadação, a fim de tomarem armas, sendo repelidos pela guarda. A luta foi encarniçada, houve mortes e feridos.
O doutor PEREIRA PASSOS, diretor geral da Estrada de Ferro Central, convocou uma reunião dos diretores de outras estradas de ferro para organização de uma tarifa mútua para o transporte de cereais.
Nas minas auríferas da cidade de OURO PRETO vão recomeçar os trabalhos que estavam interrompidos há muitos meses.
Os japoneses manifestam simpatias pelos tagalos e protegem suas forças com todos os recursos necessários.
O presidente Mac-KINLEY ordenou à esquerda dos ESTADOS UNIDOS que proteja os alemães residentes nas FILIPINAS. 
115 a. nasce o BEM–AVENTURADO JOSEMARIA ESCRIVÁ, fundador da  OPUS DEI, em 2 de março de 1902.
113 a. nasce dona ELSIE DUBUGRAS, em 2 de março de 1904. Filha de um antropólogo dinamarquês e de uma escocesa que se conheceram no BRASIL, dona ELSIE nasceu em SÃO PAULO, mas, junto com seus dois irmãos, passou quase toda a infância e adolescência na INGLATERRA. Aos 20 anos, ao voltar para o BRASIL, fluente em português, inglês e francês, ela fez carreira como secretária executiva. Depois, atuou como uma espécie de SHERLOCK HOLMES da PAN AMERICAN AIRLINES. Rodava o mundo para localizar e cobrar os mais renitentes devedores da empresa. Nos anos 60, aprendeu na ÍNDIA a dar um passe que até hoje distribui, com mãos surpreendentemente firmes para uma centenária. DONA ELSIE já estava com 68 anos quando a revista PLANETA foi lançada, em setembro de 1972, com enfoque em assuntos como universos paralelos e o interior da mente. À época, o escritor IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, diretor da revista, reservava as quartas-feiras para atender leitores. Num desses dias, surgiu ELSIE, que passou a ser colaboradora da revista. No final, virou a alma da PLANETA. Quando completa CEM ANOS, dona ELSIE é editora especial. Ela começa a trabalhar às 9 horas em ponto na redação, no bairro da LAPA, em SÃO PAULO, depois de subir 25 degraus de uma escadaria íngreme. Disse dona ELSIE ao completar CEM ANOS: “Vou fazer o que sempre faço, o que me dá prazer”......”O meu vício é o trabalho”.  Dona ELSIE DUBUGRAS faleceu aos 102 anos, em 2 de março de 2006, justamente quando completava essa idade.
109 a. entrevistado por um jornalista, o indivíduo REYS, que atirou uma bomba contra o presidente ALCORTA (ARGENTINA), declarou que o atentado era um ato pensado. Disse que esse ato era uma reivindicação contra os atropelos e abusos de todos os governos, perpetrados contra os operários nos últimos tempos na aplicação da maldita lei de residência.
Também os jornais publicavam em 2 de março de 1908 que pelos inquéritos feitos em PETERSBURGO e na ITÁLIA, ficou verificado que MÁRIO CALVINO não é italiano. Quando preso, não quis declarar a sua naturalidade. CALVINO, que fala russo, parece ser um judeu polaco.
108 a. BÜLOW, chanceler do Império Alemão, telegrafou a KIAMIL PACHÁ e ao barão de ACHRENTHAL, felicitando-os pela conclusão do acordo austro-turco, regulando as pendências entre a PORTA e a ÁUSTRIA, provocadas pela anexação da BÓSNIA e HERZEGOVINA, em 2 de março de 1909.
107 a. em resposta às representações da INGLATERRA, o governo da CHINA declarou que as tropas do seu exército foram enviadas para LHASSA a fim de manter ali a autoridade chinesa, seriamente ameaçada pelas intrigas do DALAI-LAMA, em 2 de março de 1910. A CHINA, porém, não tenciona absolutamente intervir na administração interna do TIBET. O GRANDE LAMA do TIBET, fugido de LHASSA, chegou em DARDJILING, na ÍNDIA BRITÂNICA, precedido por numero cortejo de lamas budistas.
105 a. declarada obrigatória a leitura de O QUIXOTE nas escolas públicas espanholas, em 2 de março de 1912.
105 a. no mês de fevereiro entraram pelo porto do RIO DE JANEIRO 4.077 imigrantes, de diferentes nacionalidades e transportados para o país em 54 transatlanticos. Em carros especiais, ligados ao trem SP, 192 imigrantes portugueses foram destinados às lavouras de café. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 2 de março de 1912).
100 a. Congresso dos ESTADOS UNIDOS refaz a Ata Orgânica para que PORTO RICO pudesse ser território da UNIÃO e seus habitantes cidadãos dos EUA, em 2 de março de 1917.
 98 a. inaugurado em MOSCOU o primeiro Congresso Internacional Comunista (komintern), em 2 de março de 1919.
87 a. falece o escritor D. H. LAWRENCE. Nasceu em 11 de setembro de 1885, em EASTWOOD, na INGLATERRA. Falece em VENCE, na FRANÇA, em 2 de março de 1930, vítima de uma meningite tuberculosa, aos 44 anos de idade. A biografia do autor de O AMANTE DE LADY CHARTELEY, está contada nessas memórias em 11 de setembro.
86 a. nasce MIKHAIL GORBACHEV, ex-presidente da URSS, em 2 de março de 1931.
78 a. da eleição do PAPA PIO XII, em 2 de março de 1939, aos 63 anos (1876-1958).  A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL havia começado com a invasão da POLÔNIA por HITLER. Embora o tenham como neutro, ajudou judeus e salvou muitos deles dos campos de concentração. Em 1942, quando os nazistas ocuparam ROMA, recusou-se a deixar a Sede Pontifícia. Após a guerra, lutou contra a perseguição dos regimes comunistas. Em 1950, proclamou o dogma da “assunção de MARIA”.
77 a. aprovada na ESPANHA a lei para a Repressão da Maçonaria e do Comunismo, em 2 de março de 1040.
75 a. nasce LOU REED, músico e cantor norte-americano, em 2 de março de1942.
73 a. nasce JOSÉ BOARÊTTO, nosso vizinho, em 2 de março de 1944.
72 a. pressionado pelo Exército, o ditador GETÚLIO VARGAS anuncia a restauração do regime democrático no BRASIL, em 2 de março de 1945.
71 a. HO CHI MINH é eleito presidente do VIETNÃ em 2 de março de 1946.
68 a. primeiro vôo sem escalas ao redor do mundo é feito em avião norte-americano 13-50, que partiu de FORT WORTH, no TEXAS (EUA) no dia 2 de março de 1949.
61 a. MARROCOS adquire o estatuto de nação independente, após um acordo com a FRANÇA, em 2 de março de 1956.MUHAMMAD V assume todos os poderes no país. Após quase meio século, o país conquista a sua independência depois de ter sido dividido, em 1912, em um protetorado franco-espanhol. Na década de 1920, surgem os primeiros movimentos nacionalistas. Em 1947, a causa da independência conquista o apoio definitivo do sultão SIDI MUHAMMAD. Depois de exilado pelos franceses até 1955, ele volta ao país e sobe ao trono como MUHMMAD V. Um ano depois, assume o título de rei e estabelece uma monarquia constitucional.    
56 a. do LIONS CLUBE DE GUARULHOS- CENTRO L C-5. Foi fundado em 2 de março de 1961.
53 a. nasce JERÔNIMO, filho de JOÃO DE DEUS NOGUEIRA, em 2 de março de 1964.
53 a. do CENTRO DE INSTRUÇÃO DE GUERRA NA SELVA (CIGS), criado pelo Decreto 53.649, de 2 de março de 1964.  O CIGS nasceu de um imperativo estratégico nacional que prognosticava problemas potenciais nas fronteiras norte e centro-oeste do BRASIL. Havia, pois, a necessidade de especializar homens para o cumprimento de missões nas difíceis condições do ambiente operacional amazônico.
53 a. das anotações feitas em 2 de março de 1964 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 8º - DIA 237º - 5 anos e 271 dias na FORÇA PÚBLICA – 178 dias como ASPIRANTE – 165 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tendo dormido muito mal no BG, levanto às 6:30 horas estranhando um pouco o fato de ter terminado o chamado horário de verão. Na hora que levantei, o sol já batia no meu quarto.
Entre as novidades matinais temos a apresentação do 2º TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, transferido do CORPO DE BOMBEIROS para o BATALHÃO DE GUARDAS. O Comandante NÓBREGA classifica-o na 3ª Companhia e o declara Oficial Regimental de Educação Física.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES logo cedo apresenta o problema dos cinco cabos que deveriam estar no CFA às 8 horas. As Companhias demoram para confeccionar a documentação dos mesmos e sou obrigado a telefonar para o CAPITÃO ELEUSIS DIAS PEIXOTO, Comandante da Escola de Sargentos, adiando a apresentação para às 9 horas. Os cabos ONOFRE, ADAUTO TOZZI, MÁRIO, VALMOR e CHARLES deverão freqüentar a Escola de Sargentos. De hoje em diante são alunos-sargentos.
O aluno oficial CLAUDIONOR MAIORINO, do 2º CFO da Escola de Oficiais, esteve no quartel convidando o comandante para as solenidades da Festa da Espada, a 7 de março.
Na Secretaria desenvolve-se ainda a pintura do forro. Não tive algum sossego na Repartição, trabalhando muito, quase sempre em assuntos eu precisavam de consultas em documentação antiga.
Retorna hoje o CAPITÃO JAIR OLIVEIRA DE MOURA MORAIS, que estava em gozo de férias e, em compensação, entra de férias o CAPITÃO FRANCISCO ZECHMAN.
Hoje compro o almanaque dos oficiais, edição XXIX e, pela primeira vez, aparecem os nomes dos ASPIRANTES DE 1963, sendo que sou o número 3. O ASPIRANTE A OFICIAL NILSON GIRALDI entra como Oficial de Dia e é o encarregado da aula para os nossos alunos.
Às 14:30 horas embarco no trem da CANTAREIRA. Enfrento um calor horrível para chegar em casa. Descanso à tarde. Leio jornal, escrevo este diário e ensino minha filha MARIZETE. Passo assim uma grande parte da noite. Na televisão assisto REPÓRTER ESSO e SHOW DE MULHER. 
52 a. do registro de minhas memórias em 2 de março de 1965 (terça-feira de carnaval). ANO 15º - MÊS 8º - DIA 236ª - 6 anos e 271 dias na FORÇA PÚBLICA - 283 dias como 2º TENENTE - 530 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Depois de muito esperar eis que o senhor BENEDITO VIEIRA vem em casa para consertar a televisão. Como está com o dedo ainda ruim, trouxe consigo o senhor MORAIS e o CABO JÚLIO. A televisão dá muito trabalho. Para se ter uma idéia, eles chegam às 10 horas e aqui ficam até às 14 horas. Deixam a televisão boa, mas contam coisas que não me agradam: é trocado o tudo do aparelho e o seletor de canais. Isso aconteceu com o senhor JOSÉ ABDALLA, pois somente ele é que mexeu na televisão longe da nossa presença.
O aparelho fica bom e já podemos assistir programas carnavalescos nesta terça-feira: o desfile de fantasias no Teatro Municipal - os bailes do E.C. PINHEIRO - o corso da  Avenida BRASIL - o Concurso de Resistência Carnavalesca no IBIRAPUERA, etc".
Desde sábado é ideia minha dar um pulo até POÁ, tal como faço todos os anos durante o Carnaval.
Saio de casa às 16 horas, rumando diretamente para a estação ROOSEVELT. Inicialmente tomo um trem até GUAIANAZES, às 16:40 horas, para depois embarcar naquela estação com destino a POÁ às 18 horas.
Os trens vão cheios. O povo anda endoidecido pela farra carnavalesca. Mulheres perdem o pudor e tornam-se amigas da lascívia. Vê-se isso por toda a parte.
Em POÁ vou até o Posto Policial encontrando ali com diversas praças conhecidas e algumas desconhecidas. Chove na terra poaense, espantando os foliões.
No lar de meus pais chego às 19 horas. Janto com eles. Somente vou sair às ruas, fardado, quase às 22 horas. A chuva cessa e o povo sai de suas casas. Não vejo fantasias e nem cordões. Carnaval muito fraco em POÁ.
Depois das 23 horas, acompanhado da Patrulha Policial, passo a visitar todos os salões. Encontramos a A.A. POAENSE entupida, com o salão super lotado. No JUVENTUDE a brincadeira se desenvolve num salão bem mais espaçoso, mas muito mal frequentado. O salão das famílias poaenses é o E.C. CONCÓRDIA, onde o baile carnavalesco pode ser apreciado com requintes de bom gosto.
Vou à VILA VARELA, CIDADE KEMEL, "BOITE 32", enfim, faço um completo giro pelos lugares onde o carnaval era bom de se ver, até os mais sórdidos "enferninhos" que há ao redor da cidade.
O carnaval 1965 encerra-se definitivamente, mostrando que a folia só é possível nos salões. Nada há nas ruas.
Casos policiais há mais ou menos uns dez nesta noite, mas nenhum deles chegam a ser de grande importância.
Os momentos finais passo-os no JUVENTUDE e, quando são 4 horas da madrugada tudo está terminado. Durmo na casa de meus pais.
51 a. levantamento dos principais acontecimentos em 2 de março de 1966 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 8º - DIA 235º - 7 anos e 271 dias na FORÇA PÚBLICA - 648 dias como 2º TENENTE - 895 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Continuo atravessando a segunda metade de minhas férias dentro de uma calmaria de descanso e arrefecimento mental. Os dias, por conseguinte, passam sem novidades e, se não fossem as aulas que estou dando no Batalhão, as datas seriam completamente desprovidas de quaisquer notícias.
Hoje, por exemplo, embora tenha levantado cedo, nada faço. Leio VICTOR HUGO - OS HOMENS DO MAR - e alguns jornais do mês de fevereiro.
Minhas filhas MARIZETE e MARIZE têm comparecido regularmente às aulas. MARIZETE está acompanhando muito bem o 2º ano, enquanto MARIZE se mostra bastante displicente.
Não chove hoje, ao contrário do que vem acontecendo regularmente nesta semana.
Às 17:40 horas, deixo meu lar, rumando mais uma vez para o Batalhão de Guardas, a fim de aula.
Encontro como Oficial de Dia o 1º TENENTE CLAUDOVINO SOUZA, que se apresentou ontem na Unidade. Foi transferido do Serviço Médico para o BG em permuta com o 2º TENENTE OSCAR FRANCISCO DE SALLES JÚNIOR.
Estou dando aula para os cabos LUÍS RIBEIRO, JOSÉ MIGUEL PAYÃO e HERNANDEZ quando vem me procurar o 2º TENENTE HUGO CLIVATI. O MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA marcou a reunião do Conselho de Administração para o dia 4 próximo e precisamos acertar o livro "RAZÃO", onde lanço algumas emendas a carmim nesta noite.
O TENENTE CLIVATI encontra-se profundamente descontente com a função de Chefe da FIF e quer ser transferido para o Serviço de Fundos.
Converso também com os CAPITÃES JUAREZ RIOGRANDINO e SEBASTIÃO BENTO DE OLIVEIRA.
Às 21:15 horas, acompanhado pelos meus alunos, deixo o BG.
Ao passarmos pela Avenida TIRADENTES, notamos que a prostituição campeia naquela via tão movimentada. É uma vergonha o fato de vermos cenas degradantes bem no seio das ruas onde se situam os principais quartéis da FORÇA PÚBLICA.
Na Avenida TIRADENTES, encontro-me com o ASPIRANTE A OFICIAL SIDNEY e um seu colega, ambos do 11º BP.
Em casa, ouço o 2º tempo da partida de futebol CORINTHIANS x VASCO DA GAMA, pelo Torneio RIO-SÃO PAULO. Na etapa inicial, a equipe vascaina marca 2 a 0. Na etapa final, o CORINTHIANS joga muito, mas os gols não saem. Quando tudo se faz crer que o CORINTHIANS poderia marcar, eis que surge o terceiro tento vascaino, aos 35 minutos. O jogo acaba com a vitória do time carioca por 3 a 0. Agora o Torneio RIO-SÃO PAULO apenas tem um líder, o time da CRUZ DE MALTA.
Ainda assisto pelo canal 2 o filme OS TRÊS MOSQUETEIROS.
50 a. dos acontecimentos registrados em 2 de março de 1967 (quinta-feira). ANO 17º - MÊS 8º - DIA 236º - 8 anos e 271 dias na FORÇA PÚBLICA – 78 dias como 1º TENENTE – 331 dias na 2ª Companhia Independente.
Nesta manhã recebo as visitas do SOLDADO GABRIEL, que se encontra de serviço na feira da Rua Doutor LUÍS FACCINI; do 3º SARGENTO MIGUEL FERES FILHO, indiciado nums sindicância feita pelo ASPIRANTE LUÍS LUCAS e que já está terminada, mas onde o encarregado pede abertura de IPM; de um soldado de PRESIDENTE PRUDENTE, que tem negócios com o SOLDADO MESSIAS, do Destacamento de Bombeiros local; de um empregado da Indústria e Comércio de Estofados Ltada MUOLZAM, do senhor JAMIL, que traz uma duplicata vencida, assinada pelo SOLDADO WILSON SANCHES.
Isso faz com que a manhã transcorrar rapidamente.
Às 13 horas, rumo para a Companhia. O CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS encontra-se no Quartel General e respondo pelo Comando da Unidade. Estou com o 2º TENENTE NELSON NUNES FERNANDES, que ainda é o Chefe da FIF, pois o 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA continua de férias.
Tudo transcorre normalmente até a chegada do CAPITÃO JAIR. Este vem às 17 horas e reúne os oficiais.
No Quartel General soubera das falcatruas do TENENTE SÉRGIO, mas vem contra mim, pois acha que fui eu quem andou falando tais fatos no Q.G. Ao mesmo tempo procura jogar o TENENTE SÉRGIO contra mim, dizendo que esse oficial também apontou uma porção de falhas minhas.
O ambiente é tenso. O CAPITÃO JAIR convoca o TENENTE SÉRGIO para comparecer na 2ª CI amanhã.
O falatório vai até quase às 19 horas. Chego a conclusão de que o CAPITÃO JAIR aprova as falcatruas do TENENTE SÉRGIO e, como eu as reprovo, vai contra mim. Não me curvo perante os erros do comandante e respondo à altura.
Bastante amolado, deixo o quartel. Rumo para o Quartel General e ali assisto mais uma aula do Curso de Polícia Florestal. A mesma é dada pelo jornalista LOBATO, que fala sobre a OPERAÇÃO REFLORESTAMENTO, em pleno desenvolvimento desde o ano passado. Essa aula serve para esfriar minha cabeça.
São 22 horas quando deixo o Q.G. Rumo à PONTE PEQUENA e ali embarco no ônibus GUARULHOS-VIA DUTRA. Durante a viagem venho pensando nos acontecimentos da tarde. Finalmente o CAPITÃO JAIR fica sabendo de que trabalhar com o TENENTE SÉRGIO é um perigo. Avisei-o muitas vezes de tudo isso, mas o capitão achava que o TENENTE SÉRGIO não estava agindo errado. A verdade é que, de uma maneira ou de outra, ele consentia nos erros do seu oficial. O TENENTE SÉRGIO, sabedor de que o QG estava sabendo de suas malandragens, procurou também me jogar na fogueira. Fala-se, inclusive, nas transferências do TENENTE SÉRGIO e na minha, para outras Unidades da FORÇA PÚBLICA.
Em casa, encontro minha esposa assistindo televisão.  
49 a. nasce DANIEL WROUGHTON CRAIG em 2 de março de 1968, na INGLATERRA. Sua estréia como ator foi no filme “THE ADVENTURES OF YONG JONES: DAREDEVILS OF THE DESERT” (sem título em português, de 1992), mas ele só ficou mais conhecido quando participou de “LARA CROFT: TOMB RAIDER” (2001). DANIEL CRAIG é o novo JAMES BOND.
48 a. da execução do “REI DA MACONHA”, HORÁCIO FIDALGO, em SÃO PAULO, pelo ESQUADRÃO DA MORTE, no dia 2 de março de 1969. Deram-lhe 40 tiros, desfigurando-lhe o rosto, olhos vazados, dentadura partida em vários lugares, por causa do impacto das balas.
48 a. no CHILE, EDUARDO FREI volta a ganhar as eleições, em 2 de março de 1969.
47 a. CORONEL CARLOS ARANA OSÓRIO ganha as eleições presidenciais na GUATEMALA, em 2 de março de 1970.
47 a. RODÉSIA DO SUL, antiga colônia britânica, se proclama República Independente, em 2 de março de 1970.
45 a. a edição do JORNAL DA TARDE de 2 de março de 1972 mostrava que o presidente da ARGENTINA, ALEJANDRO LANUSSE, viria ao BRASIL para discutir com o presidente MÉDICI as relações comerciais entre os dois países. Além disso, a busca da PETROBRÁS por petróleo a 110 quilômetros da costa de SÃO SEBASTIÃO e a vitória do SÃO PAULO contra o OLÍMPIA do CHILE, pela LIBERTADORES, também eram destaques. 
38 a. das seguintes anotações em 2 de março de 1979: esta sexta-feira representa o final de minhas férias. Leio os contos de MARQUES REBELO no seu livro “OSCARINA”. Começo a ler a história do PADRE CÍCERO escrita por CAIO PORFÍRIO CARNEIRO em “UMA LUZ NO SERTÃO”.
A Emenda BENEVIDES: O MDB consulta o povo.
Falece o deputado federal LAURO RODRIGUES, no MDB gaúcho.
Notícias sobre a corrida em KYALAMI, na ÁFRICA DO SUL, de Fórmula 1, marcada para amanhã, 3 de março.
A UNIÃO SOVIÉTICA ameaça a CHINA. O VIETNÃ não aceita negociar com a CHINA.
O PAPA JOÃO PAULO II irá à POLÔNIA em junho.
A rede GLOBO de televisão ganha o prêmio SALUTE. A festa será em NOVA YORK no próximo dia 5.
33 a. nasce MARCELO S. MARINHO em MOCOCA-SP no dia 2 de março de 1984. Foi campeão Paulista Infantil em 1998 e Campeão Brasileiro em 2005. Estreou no CORINTHIANS em 17 de agosto de 2005 no jogo GOIÁS 0 x CORINTHIANS 2. Revelado no CT de ITAQUERA, MARCELO ganhou sua primeira chance como titular com apenas 21 anos, nessa vitória contra o GOIÁS. Mas a pouca idade do goleiro não atrapalhou sua performance na meta alvinegra. Na vencedora campanha do BRASILEIRÃO de 2005, quando o técnico DANIEL PASSARELA afastou FÁBIO COSTA do gol corintiano, o jovem goleiro mostrou talento e tranqüilidade para substituí-lo à altura. Na partida de 12 de novembro de 2006, o time do PARQUE SÃO JORGE arrancou um empate heróico por 0 a 0 contra o FIGUEIRENSE, no estádio ORLANDO SCARPELLI. Mesmo jogando com dois a menos durante a maior parte do confronto, o TIMÃO conseguiu agüentar a pressão da equipe catarinense em mais um dia inspirado do goleiro MARCELO que se destacou fazendo ao menos duas defesas espetaculares. 
33 a. do SAMBÓDROMO DO RIO DE JANEIRO. Naquele fim de tarde de 2 de março de 1984, a IMPÉRIO DO MARANGÁ, antiga escola de samba de JACAREPAGUÁ, desfilou o enredo “ÁGUAS LENDÁRIAS”. Estava inaugurada a PASSARELA DO SAMBA, com seus 13 metros de largura e 700 de comprimento desembocando na suntuosa PRAÇA DA APOTEÓSE. O SAMBÓDROMO nasceu da necessidade de fixar de uma vez por todas o desfile das escolas de samba na AVENIDA MARQUÊS DE SAPUCAÍ, no centro do RIO. A idéia ousada, que se transformaria na primeira grande obra da gestão LEONEL BRIZOLA, recebeu críticas de todos os lados. Ninguém acreditava que, surgida em apenas 110 dias, ofereceria segurança aos foliões. Dezenas de arquitetos e engenheiros condenavam o projeto de OSCAR NIEMEYER, realizado pelo engenheiro JOSÉ CARLOS SUSSEKIND. Além das críticas à obra. Sobravam questionamentos sobre as alterações que a passarela traria às raízes do samba. Em 1989, JOÃOSINHO TRINTA criou um JESUS CRISTO mendigo no enredo “RATOS E URUBUS”, ainda na BEIJA-FLOR. Foi obrigado a esconder a alegoria com sacos de lixo e pôs uma inscrição “MESMO PROIBIDO, OLHAI POR NÓS”. Em 1994, ITAMAR FRANCO provocou escândalo ao cair na folia ao lado da modelo LILIAN RAMOS, que dispensou a calcinha. Em 2001, o dublê americano ERIC SCOTT espantou o público a bordo de um foguete, voando sobre a avenida. Com os pés no chão, mas não menos espetacular, a modelo LUMA DE OLIVEIRA parou a passarela em 2001, ao se ajoelhar na frente da bateria da VIRADOURO durante a sensacional “paradinha” dos ritmistas.
30 a. anotações em 2 de março de 1987: SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL.
FUNARO aponta o culpado pela moratória brasileira. Disse ele em LONDRES que os mecanismos internacionais estão desordenados.
O elevado preço cobrado pelos ingressos quase fez fracassar a abertura do carnaval paulistano. Quando a escola ÁGUIA DE OURO entrou na Avenida TIRADENTES, com uma hora e meia de atraso, as arquibancadas estavam vazias.
Hoje o TENENTE-CORONEL PM EURIDES MONTEIRO DA SILVA inicia o Curso Superior de Polícia no RIO DE JANEIRO e o CAPITÃO PM LIBÊNCIO FREIXO inicia o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Polícia Militar de PERNAMBUCO (vai até 19 de outubro).
Na parte da manhã, aproveitando a tranqüilidade de casa, acerto meu arquivo de recortes de jornais, atrasado desde o mês de janeiro.
Pelo noticioso da Globo – SPTV e HOJE vejo o carnaval nos diversos Estados: RIO, PARANÁ, PERNAMBUCO, BAHIA, etc.
Uma notícia triste: na BAHIA um carro de um trio elétrico perde o controle e mata sete pessoas, ferindo outras 23.
Começo a ler “OS VENENOS DA COROA”, terceiro volume de “OS REIS MALDITOS”, de MAURICE DRUON. Nesse livro continua a história de LUÍS X, o TURBULENTO, após o estrangulamento de sua esposa MARGARIDA DE BORGONHA e do enforcamento de seu ministro ENGUERRAND DE MARIGNY.
Quando são 20 horas o PM BATISTA vem me buscar para tirar um serviço no Choque. Passo pelo 2º BPChq. Ali estão guardadas as urnas com os votos dados pelos jurados durante o desfile das Escolas de Samba do I GRUPO. Amanhã cedo chegarão as urnas do II GRUPO.
Na MARQUÊS DE SAPUCAÍ: UNIDOS DA PONTE, lembrando velhos carnavais; UNIDOS DO CABUÇU, homenageando ROBERTO CARLOS; IMPÉRIO SERRANO, com CHACRINHA “Quem não se comunica se estrumbica”. A atriz HENRIQUETA BRIEBA, as chacretes, a atriz ELKE MARAVILHA encerram a apresentação da IMPÉRIO SERRANO; UNIDOS DA VILA ISABEL com o samba RAÍZES; UNIÃO DA ILHA; PORTELA, com o tema ADELAIDE, A POMBA DA PAZ, tendo como madrinha LUIZA BRUNET; MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL, a TUPINICÓPOLIS.   
29 a. do ofício do CHEFE DA CASA MILITAR ao COMANDANTE GERAL DA PMESP, em 2 de março de 1988 que se transcreve abaixo:
SÃO PAULO, 02 DE MARÇO DE 1988
OFÍCIO N º Cmil – 393/88
Do Chefe da Casa Militar
Ao EXMo. Sr Cmt Geral
Assunto: Operação Policial – cumprimentos – faz

1.     É com satisfação que me dirijo a V Ex ª para enviar meus cumprimentos pela elogiosa atuação, em operação em conjunto, de OPM subordinadas ao CPM e ao CPChq, bem como o R P Mont e o GRPAe, no último dia 25 de fevereiro, por ocasião do ato público, realizado nas áreas adjacentes ao Palácio dos Bandeirantes.
2.     Quero neste momento, destacar a atuação do Ten Cel QOPM 4460-1, MÁRIO FONSECA VENTURA, Comandante da Operação, que de maneira sóbria e discreta exerceu com proficiência o Comando, a coordenação, fiscalização e controle das ações, possibilitando assim, sobressaísse a coesão, a disciplina, a mobilidade, a flexibilidade, o élan e o grau de consciência profissional de todos os Policiais Militares empregados na Operação, e, consequentemente a gloriosa Milícia de Tobias de Aguiar, ao cumprir com altivez mais essa missão, garantindo com firmeza e serenidade a ordem pública local, bem como não permitindo fosse maculado o princípio da autoridade do Chefe do Poder Executivo do Estado.
3.     O êxito desta Operação reafirmou o elevado conceito de nossa Corporação, junto às autoridades constituídas do Estado de São Paulo.
4.     Aproveito a oportunidade para renovar a V Ex ª os protestos de minha perfeita estima e distinta consideração.   
                                          
                                                  THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO
                                                         Coronel PM Chefe da Casa Militar
28 a. transf. reserva : Cel. KIYOSHI  INOMATA, em 2 de março de 1989. Nasceu em 15 de setembro de 1941. Entrou na FORÇA PÚBLICA em 22 de fevereiro de 1958. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL  em 15 de dezembro de 1962. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1963; 1º Tenente – 25 de agosto de 1966; CAPITÃO - 25 de agosto de 1970; MAJOR – 24 de maio de 1979; Tenente–Coronel – 24 de maio de 1984. Promovido a CORONEL em 1988. 
28 a. suspensão de garantias constitucionais e a massiva presença militar devolvem a calma às ruas da VENEZUELA, em 2 de março de 1989, após três dias de graves conflitos que causaram 246 mortes e 1.831 feridos.
26 a. falece o compositor francês SERGE GAINSBOURG, que imortalizou a música "JE T'AIME MOI NON PLUS " (EU TE AMO, EU TAMBÉM NÃO), cantada em dueto com JANE BIRKIN. A música causou escândalo no seu lançamento, em 1969, e pelo menos uma excomunhão. No cemitério de MONTPARNASSE, em PARIS, alguns túmulos após os de BAUDELAIRE, SIMONE DE BEAUVOIR e de CHARLES PIGEON (o inventor da lamparina que não explodia), pode-se encontrar uma lápide que invariavelmente estará coberta de bilhetes do metrô, ursinhos de pelúcia, garrafas de Pastis, maços abertos de cigarros GITANES e talvez uma outra rosa vermelha. O túmulo em questão é o de SERGE GAINSBOURG, um dos maiores mitos da música francesa, morto por uma vida de excessos em 2 de março de 1991, um mês antes de completar 63 anos. Cantor, compositor, pintor, fotógrafo, ator, escritor e cineasta, SERGE foi casado com JANE BIRKIN e namorou BRIGITTE BARDOT. Influenciou musicalmente SONIC YOUTH, BECK, STEREOLAB, MICK HARVEY, St. ETIENNE, PULP. Gravou com a dupla SLY DUNBAR e ROBBIE SHAKESPEARE e com a lolita VANESSA PARADIS. Filmou com CLAUDE BERRI. Foi o JOHN LENNON dos franceses. Um livro igualmente fascinante, tal como sua vida, é o retrato de SERGE – “SERGE GAINSBOURG-UM PUNHADO DE GITANES”. Ele era um “bom vivant” que tomava PERNOD no café da manhã e realmente não parecia que ia durar muito. Barba sempre por fazer, cabelo desgrenhado, aspecto de quem não via um banho há muito tempo, ele desdenhava dos conselhos médicos e bebeu até quase tornar-se cego. Mas durou o suficiente para ser amado até hoje. E também odiado. “Cantou” grosseiramente WHITNEY HOUSTON na TV, ao vivo. Derrubou um copo inteiro de PEPPERMINT FRAPPÉ, de propósito, nas calças de MICK JAGGER. Acusaram-no de quase tudo. Nos anos 1980, por exemplo, ao fazer um dueto com a filha de 13 anos, CHARLOTTE, foi acusado de incesto. A música era LEMON INCEST (um trocadilho com IEMON ZEST, raspas de limão), uma canção de amor baseada em CHOPIN – o videoclipe mostrava SERGE e a filha deitados numa cama redonda. SERGE era de fato fissurado em gamines (ninfetas), mas não era tão pervertido.  Fazia tipo, mas era autodestrutivo.  Ele se enquadra na definição que VERLAINE imaginou para BAUDELAIRE: “Um homem moderno de sentidos apurados e vibrantes, com sua percepção dolorosamente sensível, com seu cérebro saturado de tabaco, com seu sangue queimando com álcool”.     
26 a. mais de dois mil guerrilheiros do Exército Popular de Libertação da COLÔMBIA entregam suas armas no dia 2 de março de 1991.
24 a. transf. reserva: Cel. SILAS BORDINI DO AMARAL FILHO, em 2 de março de 1993. Nasceu em 5 de janeiro de 1938. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 19 de fevereiro de 1958. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1962. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 25  de  agosto de 1963; 1º Tenente  – 15  de  dezembro de 1966; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1970. Como Capitão, em 1977, fez o CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS comigo, na APMBB. Foi promovido a MAJOR em 25 de agosto de 1979. Promovido a Tenente–Coronel em 25 de agosto de 1984. Sua promoção a CORONEL foi em 1988.
24 a. PROMOÇÃO A CORONEL: JOSÉ CARLOS TEIXEIRA LEITE, MARCOS VINÍCIO MADEIRA GAGLIARDI e DAVID VARGAS, em 2 de março de 1993.
23 a. da entrega do 36º Prêmio Anual de Música GRAMMY, o prêmio da indústria fonográfica dos EUA, a WHITNEY HOUSTON. Ela foi nomeada a melhor vocalista feminina por seu megahit “I WILL ALWAYS LOVE YOU”, a principal música da trilha sonora de seu filme “O GUARDA-COSTAS”. O compacto com a música foi escolhido como o disco do ano e a trilha sonora de “O GUARDA-COSTAS” já tinha vendido onze milhões de cópias. Em 2 de março de 1994.
22 a. falece o ex–sargento PM RÓBSON SOUZA SANTOS, que pertenceu ao Regimento de Cavalaria “9 DE JULHO”, até 1987 (foi expulso da Corporação), ao participar de tentativa de assalto a um carro forte da TRANSBANK, na VILA SABRINA, zona norte da Capital. O ataque se deu no momento em que o blindado chegava a uma agência do BRADESCO para retirar os malotes de dinheiro. Um vigilante da transportadora de valores também foi atingido no tiroteio e caiu morto na porta do banco. Em 2 de março de 1995.
22 a. falece AROLDO CHIORINO, jornalista, aos 74 anos. Especializado em jornalismo esportivo, trabalhou na FOLHA DE SÃO PAULO, de 1945 a 1988. Participou da cobertura de NOVE COPAS DO MUNDO e quatro OLIMPIADAS. Desde 1973 estava ligado à Secretaria de Esportes e Turismo. AROLDO CHIORINO falece em 2 de março de 1995.
22 a. da libertação do empresário RENATO MOURA DE OLIVEIRA, de 25 anos, dono da fábrica de móveis MOLACA, em DUQUE DE CAXIAS, na BAIXADA FLUMINENSE, por policiais da DIVISÃO ANTI-SEQUESTRO do RIO DE JANEIRO. Cinco pessoas foram presas, bem como duas crianças, em 2 de março de 1995.
22 a. das seguintes anotações de 2 de março de 1995: “passo pelo CSM-AM. Converso com o tenente DIMAS sobre a situação do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. O PM JOÃO está com sete dias de convalescença pela torção no pé esquerdo. A CAIXA BENEFICENTE é vizinha do CSM/AM e visito o Cel. PM Res LUIZ CARLOS DOS SANTOS, novo superintendente. Ali encontramos o Cel. PM Res TORQUATO APARECIDO TASSO e o Cel. PM Res CARNIZELLO. Dona CLEMILDE continua trabalhando nesse lugar, agora com toda a Diretoria modificada. O Cel. PM Res LUIZ CARLOS relembra os fatos tristes que aconteceram com sua família. Num ano e meio ele perdeu dois irmãos delegados de polícia e um terceiro ficou ferido numa ocorrência. Se já não bastasse isso, veio também a falecer seu pai. Conversa também sobre a sua passagem para a reserva após um desentendimento com o então Comandante Geral, Cel. PM PROFÍCIO”.
21 a. da prisão de NICK LEESON, considerado o responsável pela “quebra” do banco britânico BARING BROTHERS & CO. Foi detido quando desembarcava no aeroporto de FRANKFURT, em 2 de março de 1995.    
21 a. transf. reserva: Cel. IVAN VIEIRA DE CAMARGO, em 2 de março de 1996.
21 a. da TRAGÉDIA AÉREA, em GUARULHOS, que vitimou o grupo de músicos conhecido como  MAMONAS ASSASSINAS, em 2 de março de 1996.
21 a. coligação liberal-conservadora de JOHN HOWARD ganha em maioria absoluta as eleições legislativas da AUSTRÁLIA, em 2 de março de 1996.
20 a. Parlamento albanês decreta estado de emergência em todo país para frear os protestos populares, em 2 de março de 1997. Esses protestos causaram dezenas de mortes. Outras anotações nesta data: neste domingo GUARULHOS reverencia os MAMONAS ASSASSINAS com vários shows na praça que recebe o nome do grupo, bem como no cemitério local.
O AMÉRICO visita sua irmã LUCINDA nesta manhã. Conta que está trabalhando numa transportadora cujo dono é um tenente reformado. LUCINDA sente-se indisposta e prefere não viajar para POÁ nesta manhã. TIA COTA também não irá à terra onde reside seus parentes. Faço uma viagem tranqüila. Vou almoçar com minha mãe. Conversamos sobre meu filhos MÁRIO e MARIZETE e meu neto FELIPE. Não vejo hoje o meu genro ADALVO. Minha mãe diz que TIA IRENE está em SANTOS. Começa a escurecer à tarde. Deixo POÁ às 17 horas, mas não pego chuva. Faço o retorno a GUARULHOS ouvindo no rádio PALMEIRAS 2 x SANTOS 0.
O Parlamento albanês decretou neste domingo, por unanimidade, o estado de emergência em todo o país, para tentar dominar uma revolta popular sem precedentes. Há saques, incêndios e outras manifestações contra o governo de SALI BERISHA. Desde o dia 5 de fevereiro acontecem violentas manifestações antigovernamentais para protestar contra a falência fraudulenta dos chamados bancos-pirâmides, onde um grande número de albaneses havia aplicado suas economia.
Já chegou a 23 o número de mortos em decorrência de tornados que varreram durante horas o Estado de ARKANSAS, nos ESTADOS UNIDOS.
Cerca de 35 mil pessoas perderam suas casas no violento terremoto que destruiu na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro, 110 povoados da província de ARDEBIL, no noroeste do IRÃ. O terremoto, que atingiu 5,5 graus na escala RICHTER, matou 554 pessoas e deixou 2.400 mil feridas.
As cinzas do último patriarca chinês, DENG XIAOPING, foram atiradas ao mar da CHINA. 
19 a. assassinato do 1o. tenente JOSÉ CÉSAR DE LARA MARTINS, em 2 de março de 1998. Outras anotações nesta data: com temperatura de 30 graus, embarco para SÃO PAULO no EXPRESSO BRASILEIRO. Passado o carnaval, os oficiais envolvidos com as palestras, conferências e aulas sobre VIOLÊNCIA e SEGURANÇA começam a pensar no mês que está se iniciando. OREZ e ELÁDIO vão dar aula na CRUZ AZUL; CRISTIANO encarrega-se da OPERAÇÃO CRUZEIRO; ALEMÃO consegue desenvolver o PLANO “RP” sozinho. ALZENIR auxilia-me no relatório sobre a VIOLÊNCIA NO CARNAVAL neste ano, com graves conseqüências para a juventude. DUMONT participa desse nosso encontro.
No MMDC chega um fax de SILVEIRAS. Conta como foi o aniversário da cidade, inclusive com a participação do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL PM CANAVÓ. Elaboro uma carta para o CORONEL PM JOÃO NIKOLUK sobre o problema de TUPI PAULISTA. Às 15 horas, vou avaliar o PLANO OSÓRIO. Retorno a GUARULHOS pelo EXPRESSO BRASILEIRO. No início da Rua JOÃO GONÇALVES, às 17:25 horas, o relógio digital marca 34 graus de temperatura.
A TV mostra nos jornais da RECORD e GLOBO a “guerra” contra SÉRGIO NAYA, mau caráter que enodoa a Câmara Federal. É por isso que a política é algo muito sujo no BRASIL.
Assisto o jogo amistoso de SERRA NEGRA: PONTE PRETA 1 x CORINTHIANS 1. No CORINTHIANS estréia GAMARRA que inclusive marca o gol alvi-negro.
O 1º TENENTE PM JOSÉ CÉSAR DE LARA MARTINS, de 31 anos, foi morto por ladrões após deixar a noiva, a médica ROSIMEIRE CHRISTOV, de 36 anos, em casa. Dois assaltantes atiraram em suas costas e tentaram levar seu carro, no IPIRANGA. O oficial que era advogado, completaria amanhã 32 anos de idade. LARA trabalhava no COPOM.
Aproximadamente duas mil pessoas comovidas acompanharam o enterro do pedreiro ANTÔNIO MARTINS ALVES e de seus sete filhos, em COTIA, onde moravam. Eles morreram quando o carro em que estavam caiu no córrego M´BOI MIRIM, ontem, no EMBU.
A Câmara Federal vai adotar medidas rápidas para cassar o mandato do deputado SÉRGIO NAYA, dono da construtora SERSAN e responsável pelo edifício PALACE II, que desabou no RIO e matou oito pessoas.
Foi assassinado ADEMIR RODRIGUES DE FREITAS, numa MERCEDEZ-BENZ preta. Um motorista o encontrou agonizando no banco do veículo que tinha vidros quebrados, estava ligado com o pisca-pisca funcionando, no acostamento da Marginal PINHEIROS. ADEMIR era empresário.
O ex-prefeito PAULO MALUF, o atual CELSO PITTA e WÁGNER BAPTISTA RAMOS, ex-coordenador da Dívida Pública da Prefeitura, foram condenados hoje pela Justiça no caso dos títulos públicos. Eles são acusados de desviar 1,229 bilhão de reais no período de 1994 a 1996, do dinheiro dos precatórios para pagamento de obras. Além de perder os direitos públicos por quatro anos, ainda terão de pagar multa de 80 vezes o valor dos vencimentos que recebiam. Os condenados entrarão com recurso na Justiça.      
18 a. transf. reserva : CORONEL PM EDILBERTO FERRARINI, no dia 2 de março de 1999. Ele era o número 1 do Almanaque dos Oficiais. Agora o número 1 passa a ser o CORONEL PM RENALDO. De minhas memórias: “As chuvas de ontem foram de tal ordem que o 1º de março de 1999 ficará na história da cidade de SÃO PAULO como o marco da fúria da natureza contra o homem que constrói a cidade de pedra afrontando os mais comezinhos regulamentos contra a mesma. Percebo que no MMDC não há condições de se fazer a reunião de 9 de março. Mantenho contato com o QCG. Quem me atende é o CAPITÃO PM EDUARDO, Ajudante de Ordens do Comando Geral. Quero fazer chegar ao Cmt. Geral a idéia de transferir a reunião para o Salão de Conferências do QCG. Através Centro de Operações dos Bombeiros, faço o registro da ocorrência do que aconteceu na Sociedade. O TENENTE PM VIANA atende-me e marca o horário das 14 horas para uma equipe comparecer no MMDC. O Senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me. Continua ele aflito por causa do tal artigo do CORONEL CANAVÓ malhando o FHC. Acha ele que a reunião de 9 de março não poderá ser no MMDC. Na tarde, mantenho contato com a 5ª Seção do Estado Maior. O TENENTE PM BARRETO vem estudar comigo a seqüência da reunião de 9 de março. O TENENTE PM PASSOS, dos bombeiros, vem fazer a ocorrência de sinistro. Ainda pinga goteiras do teto de gesso que poderá vir abaixo. Muita coisa ficou molhada inclusive alguns quadros que estavam nas paredes. O MARCONI leva o computador para o térreo. CRISTIANO está no MMDC. O Professor AFIF CHACUR visita-nos. Está preocupado com o que deverá dizer no 9 de março quando será empossado conselheiro. CORONEL CANAVÓ não vive os dramas da Sociedade. Está pensando no dia de amanhã quando assinará a ficha de sócio do Instituto Histórico e Geográfico. Telefona-me o senhor MANUEL RODRIGUES NETO, presidente do Centro de Defesa da Vida. Quer alguns números da REVISTA VEJA para segunda-feira, dia 8.”
17 a. da posse do novo Superintendente da Caixa Beneficente, Coronel Res JÚLIO GOMES DA LUZ, substituindo o Cel. LUIZ CARLOS DOS SANTOS, em 2 de março de 2000.
17 a. da libertação do ex-ditador chileno AUGUSTO PINOCHET, que estava confinado em LONDRES. Embarcou num BOEING da FORÇA AÉREA   CHILENA, com destino a SANTIAGO, em dois de março de 2000.    

ACONTECEU EM 2 DE MARÇO DE 2001:-        SEXTA-FEIRA
Esses dias de março são de temperatura alta. As nuvens vão se formando pela manhã, anunciando chuvas. Na Rua TABATINGUERA, o senhor JOSÉ CARLOS da banca de jornais, não gostou da grade levantada em torno de um prédio de apartamentos, diminuindo muito o espaço em torno de seu negócio. Procuro saber com ele a melhor maneira para atingir, de ônibus, a Rua DINAMARCA, local onde fica a Igreja SÃO JOSÉ. Nessa paróquia será rezada, amanhã, a missa de 7º dia por intenção da alma de TIA JOANITA DI NOLLA PINTO DA FONSECA.
No MMDS, na reunião com os integrantes da Entidade, não há boas perspectivas para aulas neste mês. OREZ está elaborando um aplicativo para 2001. Mantenho contato com os TENENTES PM MARCELO (Corregedoria PM) e BARRETO (5ª EM/PM). O MARCELO fala sobre o novo Comandante, CORONEL PM VASCONCELLOS, que substituiu o CORONEL PM GUIMARÃES. O BARRETO fica incumbido de uma reunião no dia 8 de março, às 10 horas, na 5ª EM/PM.
O senhor MARCONDES vem hoje ao MMDC. Ele quase não deixa Dona CÉLIA trabalhar e os ofícios de Convocação dos Conselheiros pra 14 de março ainda não estão prontos para assinatura do Comandante Geral.
O CORONEL PM GUIMARÃES expediu um ofício aos batalhões numa campanha para angariar novos associados. Tenho recebido telefonemas de tenentes solicitando informações.
Depois das 14 horas, SÃO PAULO se prepara para um temporal. Saio do MMDC depois das 15 horas quando já chove em vários pontos da cidade. Cai muita água nesta tarde. Quando estou no ônibus COCAIA EXPRESSO assistimos a uma verdadeira tempestade. Ventos a 54 km por hora, granizo, inundações de avenidas e ruas, com afogamento dos motores dos carros, derrubada de árvores e até pessoas sendo levadas pelas águas.
Já em casa, no programa CIDADE ALERTA, assistimos cenas impressionantes de uma anciã, de 93 anos, sendo arrastada pelas águas, na Avenida POMPÉIA. Ela veio a falecer. Outra mulher morreu no CÓRREGO TIQUATIRA.  

PAÍSES DO MUNDO INTEIRO protestaram contra a destruição das estátuas de BUDA no AFEGANISTÃO. A ÍNDIA pediu ao TALEBAN, que governa com mão de ferro 95% do território afegão, que lhe entregue as esculturas históricas.

O estado de saúde do governador licenciado MÁRIO COVAS mudou muito pouco, de acordo com informações da equipe médica que o atende no INCOR. A infecção generalizada do paciente regrediu um pouco, mas a situação continua extremamente grave.

TEMPORAL COM VENTO DE 54 KM POR HORA MATOU DUAS PESSOAS  em SÃO PAULO. A cidade escureceu por volta das 14 horas, anunciando a tempestade. Quando ela caiu, forte, acompanhada por granizo e ventos, inundando ruas e avenidas, afogou carros, derrubou árvores, parou trens. Houve 700 pedidos de ajuda aos bombeiros. A enxurrada provocou duas mortes: uma mulher foi arrastada na Pompéia, outra no Córrego TIQUATIRA.

Na AUSTRÁLIA, nos treinos livres para o primeiro GRANDE PRÊMIO DE 2001, MICHAEL SCHUMACHER capotou espetacularmente seu carro, dando três voltas no ar. RUBENS BARRICHELLO fez o melhor tempo.

MARCO AURÉLIO não é mais o técnico do PALMEIRAS. O VERDÃO está, por enquanto, sem técnico.

2 002  : -      SÁBADO
O CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, DOM CLÁUDIO HUMMES, preside uma solene concelebração eucarística no SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, na Avenida Dr. ARNALDO, 1.831, no SUMARÉ, em honra do BEM–AVENTURADO JOSEMARIA ESCRIVÁ, fundador da OPUS DEI, por ocasião de seu centenário de nascimento. No dia 26 de fevereiro de 2002, o PAPA JOÃO PAULO II marcou para o dia 6 de outubro, em ROMA, a cerimônia de canonização do BEM–AVENTURADO JOSEMARIA ESCRIVÁ.

Não é um bom dia, pelo menos pela manhã, este sábado. O computador não quer funcionar e sou obrigado a me socorrer, mais uma vez dos préstimos do PEDRO, que foi quem o instalou. Mesmo assim, vou tentando fazê-lo funcionar, pelo MODO DE SEGURANÇA, coisa que afinal consigo quando são 17 horas. Pela manhã, chove muito em toda SÃO PAULO, conforme vemos pelos programas de televisão.

A polícia identificou hoje o homem que assassinou o prefeito de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL. Após depoimento de ITAMAR MESSIAS SILVA DOS SANTOS aos policiais da 1ª Delegacia de Homicídios, a polícia teve certeza de que quem matou o prefeito foi JOSÉ ÉDSON DA SILVA, de 27 anos, que está foragido.

Três pessoas foram assassinadas em uma casa na Rua INGÁ NATAL, numa favela do JARDIM SANTA FÉ, no GRAJAÚ. Foi a décima–quarta chacina do ano na GRANDE SÃO PAULO. No total, são quarenta e nove mortos. Foram mortas: LÚCIA MARQUES DE FREITAS, seu filho WÁGNER GABRIEL DE FREITAS, e uma estudante identificada apenas como ROSANA. O motivo do crime é desconhecido.

Desafiando as advertências do primeiro–ministro ATAL BIHAVARI VAJPAYEE e o toque de recolher, novos choques entre hindus e muçulmanos ocorreram hoje no Estado de GUJARAT, elevando para mais de 400 o número de mortos desde o início dos choques na terça–feira. A nova explosão de violência ocorreu nas últimas horas da noite de ontem, primeiro de março, em SADARPUR, povoado próximo de HMEDABAD – principal centro comercial de GUJARAT. Ali, 30 muçulmanos foram queimados vivos por grupos de hindus vindos de povoados vizinhos.

Pelo menos dez pessoas morreram e sessenta ficaram feridas num atentado suicida em JERUSALÉM. A explosão ocorreu quando moradores deixavam uma sinagoga, no bairro de MEA SHEARIM, encerrando as orações do sábado. O ataque seguiu-se a ameaças de vingança feitas de palestinos.

GANHOU o prêmio CÉSAR, principal do cinema francês, o filme O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULIN, do diretor JEAN-PIERRE JEUNE. A atriz ANDREY TATOU é a protagonista da obra, no papel da garçonete AMÉLIE.

ASSASSINADA a senadora colombiana MARTHA CATALINA DANIELS, 48 anos. Ela estava negociando a libertação de reféns seqüestrados pelas FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLOMBIA. As duas pessoas que a acompanhavam: o motorista e a mulher de um dos reféns, também foram executadas. O corpo da senadora tinha dois tiros na cabeça e sinais de tortura. Em ZIPACÓN , COLÔMBIA.

2 003   :   -         DOMINGO
Manhã de temperatura passando dos trinta graus. LUCINDA levanta antes das 5 horas para acordar o PM JOÃO, escalado para trabalhar neste domingo no CSM/AM. Com isso, não irá me levar em POÁ. Às 10 horas, estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI, a fim de comprar as revistas ISTO É e ÉPOCA, na banca do japonês, na Rua SANTANA DO JACARÉ. Na Avenida TIRADENTES, embarco no ônibus TUCURUVI, iniciando a viagem até POÁ. Vai acontecer um episódio pitoresco e desagradável ao mesmo tempo. Sonolento, cochilo ao pegar o trem em GUAIANAZES e, assustado, desço na estação errada, FERRAZ DE VASCONCELOS. Nesse município vizinho de POÁ, ainda tento pegar um ônibus, mas como esse demorasse, tomo um táxi, chegando na casa de minha mãe às 13 horas. Ela já estava incomodada com a minha demora. Dá dó vê-la se arrastando pela cozinha, agora usando uma bengala. Mesmo assim procuro alegrá-la, pois está se queixando muito de dores nas pernas. Também diz que está com problemas urinários. O calor é o principal motivo dos agravos de sua precária situação de saúde. Não vejo hoje a MARIZETE, ADALVO, FELIPE. Apenas no horário das 16 horas  meu primo RENATO comparece para me levar à estação. Deixo minha mãe com todo o seu sofrimento, nada se podendo fazer para aliviar seus problemas. Sua maior doença é a idade, 94 anos.

O governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, pediu hoje uma trégua aos internos da FEBEM durante visita surpresa que fez pela manhã ao complexo de FRANCO DA ROCHA, na GRANDE SÃO PAULO. Ele pediu aos adolescentes para não fazerem motins e não subirem nos telhados das unidades quando quiserem fazer reivindicação, para que a imagem da instituição não fique marcada por confusões. Só neste ano FRANCO DA ROCHA teve 17 tumultos e rebeliões. Há indícios de que os motins sejam facilitados por funcionários que jogariam as chaves das celas para os menores tomarem os telhados. O Ministério Público e a própria FEBEM investigam essa possibilidade. ALCKMIN estava acompanhado do secretário da Educação, GABRIEL CHALITA, do presidente da FEBEM, PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA E COSTA, e do diretor de FRANCO DA ROCHA, JOSÉ THOMAZ CELIDÔNIO.

Três adolescentes, entre eles dois irmãos, foram executados a tiros na rua OLÍMPIO TELES DE MENESES, no JARDIM MARCELO, região do CAPÃO REDONDO, zona sul de SÃO PAULO, no final da tarde desde domingo. Essa é a OITAVA CHACINA registrada esse ano na Região Metropolitana, com um total de 26 pessoas assassinadas. Em 2 002 ocorreram 65 chacinas com 217 pessoas mortas. Acionados por moradores do JARDIM MARCENLO, PMs do 1º BPMM foram até o local e encontraram ADIEL LAMEU DA SILVA, de 16 anos, e RODRIGO LENZ, de 19, mortos. O irmão de ADIEL, AÍLTON LAMEU DA SILVA, de 18 anos, foi levado para o Pronto – Socorro do Hospital CAMPO LIMPO, mas também não resistiu aos ferimentos. O triplo homicídio foi registrado no 47º DP – CAPÃO REDONDO. A polícia ainda não encontrou testemunhas que dessem pistas dos assassinos.

Cerca de 50 mil pessoas reuniram-se para o CARNAVAL DE JESUS, promovido pelo padre MARCELO ROSSI, na PRAÇA ACAPULCO, zona sul, hoje pela manhã. Em ritmo de folia, a missa começou às 10 horas, em cima de um trio elétrico. “Jesus quer a gente alegre”, disse padre MARCELO para uma multidão atenta de fiéis. A missa também contou com a distribuição de 40 mil folhetos com uma oração pedindo proteção da casa e do emprego para o público presente. Houve também orações pela paz, contra a possibilidade de guerra entre os EUA e o IRAQUE. Após a cerimônia, que durou cerca de uma hora, começou o carnaval. Os fiéis seguiram atrás do TRIO ELÉTRICO pela Avenida Engenheiro Alberto de Zagotti cantando e dançando ao som dos hits religiosos, com “ERGUEI AS MÃOS”. O CARNAVAL DE JESUS terminou por volta das 13 horas, sem nenhum registro policial ou médico.

O ex–prefeito de BROTAS (SP), DÉCIO ALDO BAGNARIOL, foi encontrado morto pela manhã, em sua casa, na região central da cidade. A vítima morava sozinha e o corpo, que estava com um pano na boca, foi encontrado por um empregado. Ele governou a cidade de BROTAS de 1973 a 1976. A polícia suspeita que o ex–prefeito possa ter sido assassinado por asfixia ou pela quebra do pescoço. Também foram encontradas marcas de sangue pelos cômodos da casa. Há indícios de latrocínio porque a casa estava toda revirada.

A escritora, poetisa e dramaturga HILDA HILST, de 72 anos, está internada no Hospital das Clínicas da UNICAMP desde o dia 27 de fevereiro, quando sofreu um acidente em sua casa, em CAMPINAS, e fraturou o fêmur. Até hoje à tarde, HILDA permanecia em observação no hospital. Os médicos utilizaram um pino móvel para recolocar o osso do fêmur no lugar. HILDA poderá sofrer uma cirurgia. No ano passado, a escritora passou por uma operação para a retirada de um nódulo no pulmão. HILDA escreveu mais de 40 livros de poemas, prosa e textos teatrais.

Pelo menos 40 pessoas ficaram intoxicadas pela fumaça de um incêndio iniciado no quarto andar da nova Biblioteca de ALEXANDRIA, no EGITO, aparentemente por causa de um curto circuito na sal de um assessor de diretoria. O incêndio não atingiu a área onde estão guardados os mais de cem mil documentos históricos. A nova biblioteca, de arquitetura futurista, foi aberta no ano passado. A biblioteca original foi inaugurada em 295 a.C. e destruída pelo fogo em 272 d.C. por ordem do imperador romano AURELIANO.

As gêmeas xifópagas que estavam internadas na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, desde o dia 16 de fevereiro, morreram nesta noite, vítimas de um choque cardiogênico. As meninas, que nasceram unidas pelo tórax, tinham 17 dias. Elas não poderiam ser separadas. Um exame revelou que os bebês possuíam dois corações, mas que se desenvolveram juntos e apresentavam atrofias.

CONQUISTOU o título mundial dos pesos pesados da Associação Mundial de Boxe o americano ROY JONES JÚNIOR, que venceu por pontos o porto-riquenho JOHN RUIZ. Em LAS VEGAS, ESTADOS UNIDOS.

FALECEU o artista plástico sergipano radicado na BAHIA, considerado um dos pioneiros do modernismo no BRASIL, JENNER AUGUSTO DA SILVEIRA. Sofria de diabetes e insuficiência cardíaca. Morreu no Hospital ALIANÇA, em SALVADOR, aos 78 anos.
 
Às 22:30 horas o SAMBÓDROMO literalmente se vestiu de verde, da concentração à dispersão. Abrindo os desfiles do GRUPO DE ACESSO DE SÃO PAULO, a escola de samba MANCHA VERDE cantou o enredo “MARAVILHAS DA VERDE COR – UM UNIVERSO DE ESPLENDOR” para um público de cerca de sete mil pessoas. Com dez minutos de atraso, a escola PROVA DE FOGO, cujo enredo se inspira na peça teatral AUTO DA BARCA DO INFERNO, de GIL VICENTE, só entrou na passarela às 23:40 horas.

A ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ abriu hoje o desfile do GRUPO ESPECIAL das escolas de samba do RIO, na MARQUÊS DE SAPUCAÍ, abusando das cores e com alegoria suntuosas. Sob o enredo “DO UNIVERSO TRIBAL À RIBALTA DO CARNAVAL”, a agremiação entrou na avenida com o ator PAULO GOULART como destaque do carro abre-alas, substituindo o ator PAULO AUTRAN, que não participou do desfile por estar se recuperando de uma cirurgia na vesícula. No carro que homenageava nomes consagrados que vivem hoje no Retiro dos Artistas, a atriz DERCY GONÇALVES, muito aplaudida, foi o destaque. Apesar da participação de grandes artistas no desfile, a SANTA CRUZ não empolgou a platéia. Já o SALGUEIRO, com um enredo em homenagem aos seus 50 anos, entrou na SAPUCAÍ aos gritos de “é campeã”. A escola do bairro da TIJUCA, na zona norte, cantou seus oito campeonatos e empolgou o público, mas estourou em quatro minutos o tempo regulamentar do desfile, o que pode lhe tirar pontos.      

A madrugada de domingo foi palco para a estréia do camarote andante de CARLINHOS BROWN. BROWN e ARNALDO ANTUNES animaram os foliões. Os dois cantaram o sucesso JÁ SEI NAMORAR, do CB TRIBALISTAS, e saudaram a colega de trabalho MARISA MONTE, que não pôde participar do carnaval. Cumprindo a promessa de misturar tudo no desfile, BROWN regeu os músicos numa versão de O GUARANI, de CARLOS GOMES. Depois, em homenagem ao ministro GILBERTO GIL, a orquestra tocou o HINO NACIONAL. GIL recebeu em seu camarote a visita do colega de governo, ANTÔNIO PALOCCI. O ministro da FAZENDA disse que o presidente LULA está satisfeito com os ministros baianos. Comandando o BLOCO CORUJAS, IVETE SANGALO homenageou MARIA BETHÂNIA, com penteado e roupa típicos da cantora. Neste domingo de carnaval, o cenário em todo o Estado de PERNAMBUCO era de muita festa e animação. No RECIFE, a folia começou cedo. No início da manhã, a criançada desfilou e mostrou que sabe dançar o frevo. Sete troças mirins fizeram um arrastão da alegria pelas ruas centrais do Bairro do Recife, um dos focos da festa na cidade. A tarde foi marcada pelo som de tambores na Praça do Arsenal da Marinha, no mesmo bairro. Grupos de afoxé e maracatus, como o BATUQUES RAÍZES DO QUILOMBO, se revezaram no PÓLO DAS FANTASIAS. Foi grande o interesse dos turistas pelas oficinas de música e dança realizadas no local. Em OLINDA, o dia começou com o tradicional desfile do bloco ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA, que reúne as fantasias mais inusitadas e criativas do carnaval. Super-heróis já conhecidos e outros só existentes no imaginário de seus criadores invadiram as ruas e ladeiras da cidade. A programação da tarde incluiu o desfile de 42 troças e blocos oficiais. Um dos destaques foi o desfile do bloco ELEFANTE DE OLINDA, que homenageou a cultura chinesa.

2 DE MARÇO DE 2004   :    -       TERÇA-FEIRA
Um pouco antes das 8 horas, recebo um telefonema de dona CÉLIA dizendo que o Sr. MARCONDES não está bem. Ele fez uma ligação para ela, por volta das 7 horas, explicando que o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO conversou, via fone, com ele, ontem à noite, longamente, até às 23 horas. Dona CÉLIA não sabe explicar o que aconteceu de grave nesse diálogo, mas que causou um grande abalo no presidente, que depois se sentiu mal. O presidente pede para me avisar e também ao Cel MENDES que ele deverá ir ao médico ainda hoje.
Por volta das 9:30 horas, faço uma ligação telefônica para a casa do Sr. MARCONDES. Quem me atende é dona JÚLIA, sua esposa. Diz que o marido não passou bem de ontem para hoje e que não está em condições de conversar com as pessoas. Quer que ele se afaste da Sociedade por causa de inúmeras contrariedades por que vem passando. Dou-lhe inteira razão, porque também estou muito amolado com certos indivíduos do MMDC.
Com muito calor nesta manhã, vou para o MMDS por volta das 11:30 horas. RONALDO apresenta-me a LIGA EXTRAORDINÁRIA, da qual já tinha ouvido falar, mas que não conhecia. ELÁDIO chega logo após e se junta a nós. Almoçamos numa refeição de trabalho. Mas meus pensamentos estão na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, e, por volta das 14 horas estou chegando na Entidade, mas esmorecido, desanimado. O Cel MENDES logo comparece e ele está também com o mesmo estado de espírito. Recebemos a visita do TENENTE PALUMBO, do CORPO DE BOMBEIROS. Vem sugerir meios de angariar dinheiro para a Sociedade. Está movido de boa vontade, mas já lhe faço ver que essa diretoria está para pedir uma renúncia coletiva. Somente com a próxima diretoria é que ele poderá estudar esse assunto. Também atendo alguns telefonemas sobre essa dramática situação da Sociedade. Um desses telefonemas é do CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI, que se mostra solidário a nós. No entanto, “uma andorinha só não faz verão” e lhe explico, quase em detalhes, os motivos pelos quais iremos pedir uma renúncia coletiva na próxima quinta-feira, dia 4.
Faço uma ligação para a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS DE MEDEIROS, segunda secretária. Digo a ela que não poderá faltar na reunião extraordinária da DIRETORIA EXECUTIVA e lhe explico o motivo. Como irei pedir a renúncia coletiva da diretoria, não poderei elaborar a ATA dessa reunião.
Mantenho um contato telefônico com o setor de agendamento do HOSPITAL MILITAR e marco uma consulta com a dermatologista, doutora MARLY, para as 12:30 horas de 12 de abril (a data mais perto para a consulta). É que a ferida que tenho no nariz (lado esquerdo) vem me amolando há meses. A doutora NIKOLUK tinha operado o carcinoma, mas aos poucos ele voltou e novamente deverei ser submetido à cirurgia. É algo desagradável que carrego há anos.

Visitam-nos o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO e o pastor MARINHO. Este, diz que provavelmente o seu tão esperado livro venha a lume no mês de abril. Parece que finalmente ele conseguiu patrocinador para a sua publicação. Já o CARRARO nos rodeou, mas não disse a que veio. Também não falamos nada a respeito da renúncia. No entanto, como ontem ele teve uma conversa longa com o Sr. MARCONDES, pode ser que já tenha conhecimento dessa situação. Um pouco depois das 16 horas deixamos o MMDC. Há um clima de expectativa do que ainda irá ocorrer nesta semana.
Despeço-me do Cel MENDES na altura da estação ARMÊNIA. Regresso para casa. Agora o fogão e a geladeira são colocados na cozinha. Durante alguns dias as refeições eram feitas na sala. O JCS está pintando o teto da cozinha.
     
Um incêndio nesta tarde atingiu três carros alegóricos da escola de samba UNIDOS DO PERUCHE. Os veículos estavam sendo desmontados em um terreno em frente ao Sambódromo do ANHEMBI. Os integrantes da escola executavam o serviço usando um maçarico e teriam provocado o incêndio acidentalmente.

DECRETADA a prisão de dois diretores da PETROBRÁS, GUILHERME ESTRELLA e RENATO DUQUE. Eles são citados num processo aberto pela MARÍTIMA ENGENHARIA E PETRÓLEO, que contesta as licitações da estatal para a aquisição de plataformas de petróleo. Pela Justiça do RIO DE JANEIRO.

Um bandido foi morto e outro ferido em tiroteio com a polícia, após um assalto a um prédio comercial na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, na zona oeste, hoje à tarde. A troca de tiros com os policiais começou dentro do edifício e acabou quando dois assaltantes que tentavam escapar numa moto foram baleados. Um terceiro conseguiu fugir a pé. O pânico foi geral, e muitas pessoas se jogaram no chão.

Com 80% dos votos, o atleta niteroiense ZULU foi o sétimo eliminado do BIG BROTHER BRASIL 4. “Caramba! Oitenta por cento... Eu bati o recorde, meu irmão!” Disse ele, que enfrentou seu primeiro paredão. Por sua vez, a frentista SOLANGE resistiu ao seu segundo paredão. Com a saída de ZULU fica mais fraca a TURMA DO BLOCO e resta apenas sete participantes na casa do “reality show”.

Em doze dias de buscas, já são quatro os corpos de pessoas assassinadas retiradas pelo Corpo de Bombeiros de dentro de um poço em um terreno baldio no bairro SÍTIO SÃO FRANCISCO, periferia de GUARULHOS. De acordo com o delegado seccional do município, JOÃO ROQUE AMÉRICO, mais um cadáver foi encontrado hoje, por volta das 17 horas, após escavações que começaram pela manhã. As buscas haviam sido suspensas temporariamente por causa das chuvas que atingiram a região no início do carnaval, mas foram retomada pelos bombeiros esta semana. O primeiro cadáver foi resgatado no dia 20 de fevereiro, após a PM ter recebido uma denúncia anônima de que o local serviria para a desova de cadáveres e seria usado também para o desmanche de veículos roubados ou furtados por uma quadrilha de marginais da região.  Dois dos quatro corpos foram recolhidos no dia 21 de fevereiro. O terceiro, no dia 23. Eles ainda não foram identificados.
O TENENTE MÁRCIO CÉSAR CARNEVALE diz que por dia, em média, aproximadamente, dois metros do poço são desaterrados. O SÍTIO SÃO FRANCISCO é tido pela própria polícia que faz o patrulhamento ostensivo como um dos bairros mais violentos de GUARULHOS.

Vinte e quatro horas depois de nomear o delegado FÁBIO DALMÁS para ser titular do 5º Distrito Policial de OSASCO, promovendo-o à categoria de primeira classe comissionada, a Delegacia Geral de Polícia e a Secretaria da Segurança Pública cancelaram a decisão. DALMÁS é investigado pela Corregedoria, acusado, entre outros crimes, de corrupção. Em março de 2002 o delegado foi acusado de corrupção, juntamente com o investigador JOÃO SALADINI e o agente da Polícia Federal PAULO ENDO. Na época, ele era delegado do Departamento de Narcóticos. Gravações telefônicas feitas por um doleiro mostrariam o delegado exigindo dinheiro para não prendê-lo. A vítima disse que pagava propina aos policiais desde 1992, em reais e em dólares. Declarou ainda que o policiais acusados o estariam ameaçando de morte e também com um flagrante forjado de drogas contra seu filho, caso não pagasse. Uma sindicância foi instaurada na Corregedoria, mas acabou arquivada. O delegado responde a outras sindicâncias, com acusações que vão desde o uso irregular de carros descaracterizados até a extorsão contra traficantes de “exstasy”.
  
Segundo o Corpo de Bombeiros, o CAMPUS VERGUEIRO da UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) não tinha autorização para funcionar e acabou interditado pela Subprefeitura da SÉ após um incêndio na segunda-feira, dia 1º de março. Hidrantes e alarme de incêndio não funcionaram. A gerente de Marketing, da UNINOVE, MAYSA SIMÕES, afirmou que a faculdade tem todos os documentos e que eles estão sendo reunidos.

NEGADO o pedido de fiança do empregado doméstico JOSUEL GALDINO, brasileiro que mora nos EUA e atropelou e matou o canadense FITSUM GEBREEGZIABHER no Estado da VIRGÍNIA. GALDINO dirigiu 14 km com o canadense preso na parte dianteira do carro e disse à polícia que o fez sem se dar conta disso. GALDINO poderá ser condenado a mais de vinte anos de prisão, dependendo do crime pelo qual venha a ser indiciado. Em FAIRFAX, nos EUA.

ASSALTADO o apartamento do ex-ministro da FAZENDA, MARCÍLIO MARQUES MOREIRA. Os ladrões renderam seu motorista e o porteiro, invadiram o apartamento e levaram dinheiro e jóias. O ex-ministro estava em casa com a esposa. No RIO DE JANEIRO.

RENOVOU até 2008 o contrato com o time de futebol REAL MADRID, da ESPANHA, o jogador de futebol RONALDO. Foi retirada do contrato a cláusula que permitia ao clube não pagar os salários de RONALDO caso ele viesse a sofrer nova contusão no joelho direito. Em MADRI.

Começa hoje a nona semana da minissérie UM SÓ CORAÇÃO. Em plena revolução de 32, vemos as atuações de JOAQUIM, SAMIR, MARIA SOLDADO nas trincheiras. ASSIS CHATEAUBRIAND é preso no RIO. YOLANDA, que também se encontra no RIO, vê-se impedida de retornar a SÃO PAULO. SANTOS DUMONT suicida-se no GUARUJÁ, após constatar que os aviões estavam sendo usados como máquinas da revolução. ANA volta a ser assediada por RODOLFO, o mau caráter, que aproveita da ausência de JOAQUIM. Constata-se que SÃO PAULO está sozinho na revolução, sem mais o apoio prometido por MINAS GERAIS e RIO GRANDE DO SUL.

Os iraquianos viveram hoje o dia mais sangrento desde a queda de SADDAM HUSSEIN, em abril de 2003, com uma série de ataques coordenados a multidões de fiéis xiitas em BAGDÁ e KARBALA, deixando um rastro de 182 mortos e 556 feridos. Os ataques ocorreram um dia após a aprovação da Constituição provisória, durante a celebração da ACHURA, um dos maiores festivais religiosos xiitas, que celebra a morte do imã HUSSEIN numa batalha há trezes séculos. Mais de dois milhões de fiéis se reuniram em BAGDÁ e KARBALA para os festejos, os primeiros em décadas, pois eram proibidos por SADDAM. Na capital, três terroristas suicidas mataram 97 pessoas perto da mesquita de KADHIMIYA. Em KARBALA, a chacina foi provocada por um único suicida, junto com morteiros e explosivos escondidos na multidão. Pelos menos 85 pessoas morreram.
Em BAGDÁ, iraquianos enraivecidos atiraram pedras nos soldados americanos, e em KARBALA, muitos fiéis se voltaram contra peregrinos iranianos. O Conselho Governante culpou o terrorista jordaniano ABU MUSAB ZARQAWI. No mês passado, os EUA disseram ter descoberto uma carta de ZARQAWI ao chefe da AL QAEDA, OSAMA BIN LADEN, falando da possibilidade de causar um enfrentamento entre a maioria xiita (60% da população) e os sunitas, desalojados do poder com a queda de SADDAM.

O senador JOHN EDWARDS torcia hoje por um milagre que acabou não acontecendo na SUPERTERÇA – as primárias simultâneas em dez estados. Por isso, ele decidiu abandonar a disputa - e, ao fazer isso, transformou o senador JOHN KERRY no candidato presidencial do PARTIDO DEMOCRATA. O próprio presidente GEORGE W. BUSH chegou a ligar para KERRY, que acompanhava em WASHINGTON o resultado das apurações. O senador se surpreendeu com o telefonema e, de forma diplomática, convocou BUSH para um duelo verbal. Ele, que vencera 18 das 20 prévias já realizadas, deu uma nova e ainda mais sólida demonstração de superioridade logo no início da noite.

O líder rebelde GUY PHILIPPE declarou-se hoje novo chefe militar do HAITI e disse que não deporá armas, apesar das pressões internacionais,  principalmente dos EUA, que hoje afirmaram que os rebeldes não têm de ter nenhum papel  político. Aparentemente, PHILIPPE pretende transformar seus combatentes na base de um novo Exército haitiano. O líder rebelde também declarou que prenderá o primeiro-ministro YVON NEPTUNE por corrupção. “O País está em minhas mãos”, anunciou PHILIPPE na Rádio SIGNAL, cercado por vinte comandantes rebeldes.  Com a abrupta partida de ARISTIDE no domingo, dia 29 de fevereiro, os rebeldes parecem estar tomando vantagem de um vácuo no poder, apesar da presença militar dos EUA e da FRANÇA no País.
A REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA, aonde ARISTIDE chegou no dia 1 º de março, disse hoje que o ex-presidente é livre para ir onde quiser e não está lá como prisioneiro. O anfitrião africano pediu a ARISTIDE que pare de dizer que foi forçado a renunciar pelos EUA, enquanto trabalha para obter outro País que concorde em recebê-lo. O secretário-adjunto para as Américas, ROGER NORIEGA, disse hoje que ARISTIDE é “vítima de seu próprio governo autoritário e repressivo”. 

INDICIADO o ex-presidente da empresa de telecomunicações WORLDCOM, BERNARD EBBERS, acusado de conspiração e fraude contábil no escândalo que envolveu a empresa em 2002. Naquele ano, a WORLDCOM pediu concordata com um rombo de onze bilhões de dólares no balanço. Em NOVA YORK.

KHALIL AL-ZEBIN, jornalista, assessor do presidente YASSER ARAFAT foi morto a tiros. Ele dirigia uma revista financiada pela AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA. KHALIL estava com 59 anos e foi assassinado em GAZA.

Cientistas da NASA divulgaram nesta terça-feira as mais fortes evidências obtidas até hoje de que algumas regiões de MARTE já foram cobertas por água em algum momento da existência do UNIVERSO. Imagens do robô OPPORTUNITY que está no chamado planeta VERMELHO mostraram rochas com a aparência de terem sido moldadas pela água. Além disso, os aparelhos do robô detectaram uma grande quantidade de sal – indício de que lá já existiu um mar bastante agitado. A presença de água no passado indica que MARTE pode ter abrigado vida.
  
Um incêndio atingiu em 1997, na FILADÉLFIA, a casa de LUZIDA CUEVAS. A sua filha com apenas dez dias de vida foi dada como morta, mas o corpo nunca foi encontrado. A mãe jamais se consolou e passou os anos dizendo que algo a fazia intuir que a filha estava viva. No mês passado, a mãe foi a uma festa e viu uma menina de sete anos. Olhou e pensou: é ela. Tirou então o chiclete da boca e brincando com a menina o encostou de propósito em seu cabelo. Pronto: ao retirá-lo trouxe consigo um fio. Enviou-o para exame de DNA. Hoje saiu o resultado: intuição de mãe não falha jamais. O fato é que a garotinha fora salva do incêndio pela vizinha que fugiu e a criou como se fosse sua filha.

2 005   :    QUARTA-FEIRA
Pela manhã acerto no computador certos erros cometidos ontem à noite, talvez por ter digitado altas horas da noite, já meio sonado. Sou interrompido pelo telefonema do repórter MARCELO GODÓI. Ele encerrou a tirada de cópias dos meus arquivos (seis volumes emprestados a ele) e combina devolvê-los amanhã cedo.
Chegando na estação METRÔ SÉ, observo os novos painéis ali colocados. São alusivos aos 125 anos do HOSPITAL EMÍLIO RIBAS. Através deles pode-se conhecer a importância desse hospital.
Encontro VICTÓRIO ainda sentindo dores do lado esquerdo. Ele acha que é algo sem grande importância e está deixando passar os dias, parecendo que no fundo tem medo de conhecer algo mais grave. Seu trabalho sofre certa continuidade, mas sem grande importância. CRISTIANO arrumou tudo para a reunião ser no RESIDENCIAL “LIBERTY TOWER” e para esse lugar vamos em seguida.
Por volta das 15 horas, estou reunido com o CORONEL MENDES e com o Sr MARCONDES na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Conversamos sobre vários assuntos, mas todos eles com relação ao futuro da Sociedade. O ponto principal é a reunião de 10 de março. Ofereço ao presidente as minhas idéias, através do documento confeccionado ontem. Ele toma a deliberação de encaminhar a minha carta aos demais conselheiros, a fim de que todos saibam como será conduzida a reunião. Outro assunto discutido é sobre a distribuição de medalhas para 23 de maio. Amanhã, a secretária das Medalhas, CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS deverá estar presente numa reunião marcada para 15 horas. Sentimos apenas a falta do CORONEL RENALDO, afastado dos nossos problemas. As funcionárias MÔNICA e LUCIENE mostram-se temerosas quanto ao futuro da Sociedade. A nossa conversa é um pouco longa e vamos deixar o MMDC depois das 17 horas. Com o CORONEL MENDES, embarcamos no metrô, retornando para nossas casas. O MENDES ainda tem um compromisso maçônico. Está recepcionando um maçom de CURITIBA e hoje à noite irá levá-lo a uma loja.
LUCINDA extraiu mais dois dentes. Um deles deu muito trabalho, pois estava com a raiz curva, incrustada no maxilar. No esforço para extraí-lo houve problemas no maxilar. A dentista foi obrigada a fazer um trabalho extra, retirando lascas do osso. Agora, a situação é de agüentar o pós-operatório, pois o maxilar está ofendido.

Nesta noite, o PALMEIRAS arrancou o empate por 1 a 1 na raça com o CERRO PORTEÑO, em ASSUNÇÃO, pela TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

Em seu 300º jogo com a camisa do REAL MADRID, ROBERTO CARLOS foi o dono da festa. O lateral marcou uma vez e comandou a equipe na vitória sobre o BETIS por 3 a 1, hoje, no estádio SANTIAGO BERNABÉU. O resultado recolocou o time do técnico VANDERLEI LUXEMBURGO na briga pela liderança do Campeonato Espanhol. A diferença para o primeiro colocado BARCELONA, hoje com 59 pontos na tabela, diminuiu para apenas seis. Além do 300º jogo na Liga, ROBERTO CARLOS tem outro motivo para comemorar: o LA CORUÑA foi multado em 786 dólares devido aos insultos de sua torcida contra o lateral.

A Câmara dos Deputados liberou hoje a utilização de embriões humanos para a pesquisa de células-tronco. Em uma votação acompanhada por deficientes físicos e portadores de doenças degenerativas, os deputados aprovaram o projeto de biossegurança por 352 votos a 60. Houve apenas uma abstenção. O projeto também autoriza a comercialização, a produção e a pesquisa de transgênicos. Para entrar em vigor, o texto precisa ser submetido à sanção presidencial. Os pacientes que assistiam à sessão do fundo do plenário comemoraram emocionados. No SALÃO VERDE, formaram uma roda e, de mãos dadas, cantaram o HINO NACIONAL abraçados ao relator do projeto, o deputado DARCÍSIO PERONDI. A Comissão Técnica Nacional de BIOSSEGURANÇA, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, terá o poder de aprovar os produtos. Em BRASÍLIA.

A polícia apresentou hoje três presos acusados de participação na tentativa de assalto que culminou na morte do dono da tradicional PADARIA ITALIANINHA, WILSON FRANCIULLI JÚNIOR, de 41 anos, na BELA VISTA, bairro da região central de SÃO PAULO, também conhecido por “BIXIGA”. Um dos detidos era funcionário da Casa e os outros dois ex-empregados. Seis pessoas participaram da ação, em 19 de fevereiro. Os outros três envolvidos estão foragidos e com prisão temporária decretada.  Segundo o delegado GILMAR CAMARGO BESSA, titular do 5 º Distrito Policial (ACLIMAÇÃO), o autor do tiro que matou FRANCIULLI JÚNIOR é LUIZ REGILANE SEVERINOS SILVA, o “RÉGIS”, de 25 anos, que há sete anos trabalhou na PADARIA ITALIANINHA. “Ele está foragido. Tem antecedente criminal por crime contra o patrimônio”, disse BESSA.

COMPLETOU a primeira volta ao mundo, de avião, solitário e sem escalas, o milionário americano STEVE FOSSETT. O vôo durou 67 horas, dois minutos e 38 segundos. A aeronave GLOBAL FLYER foi especialmente projetada para a aventura. Cobriu 37 mil quilômetros a uma velocidade média de 550 quilômetros por hora. Ao decolar, levava 8 toneladas de combustível. FOSSETT, de 60 anos, também foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo de balão, sozinho, e sem escalas, em 2002, e detém sessenta recordes de travessias aéreas e náuticas. No estado americano de KANSAS.

O pintor argentino FABIÁN CERREDO morreu hoje, aos 47 anos, em conseqüência de uma longa enfermidade. Estava internado no hospital de CERGY-PONTOISE, periferia de PARIS. Nascido em 20 de novembro de 1957, em BUENOS AIRES, CERREDO recebeu diversos prêmios por sua obra, que foi apresentada em cerca de 40 exposições individuais em todo o mundo.

MORREU o editor HENRY A. GRUNWALD, renovador do semanário americano TIME. Judeu austríaco que fugiu da perseguição nazista, GRUNWALD começou a trabalhar no TIME em 1944 como office-boy e chegou à direção da revista em 1968. Criou novas seções e mudou o estilo de jornalismo da publicação, obtendo crescimento nas vendas de exemplares e de assinaturas. Aos 82 anos, de problemas cardíacos, em NOVA YORK.
 
Um juiz do tribunal encarregado de julgar o ex-ditador SADDAM HUSSEIN foi assassinado ontem à noite. O filho dele, advogado e que trabalhava para a mesma corte especial, também foi morto. Eles foram atacados por um grupo que portava armas automáticas. Pai e filho saiam de sua casa, em BAGDÁ, quando foram alvejados. Dois ataques com carro-bomba mataram hoje treze pessoas também em BAGDÁ. Vários juízes de tribunais civis e militares iraquianos foram assassinados nos últimos meses, mas esta é a primeira vez que o alvo são membros da corte que julgará o ex-ditador e seus aliados. O assassinato do juiz ADHAMIYA MAHMOUD AL-MERANI, de 59 anos, e de seu filho, ARYAN MAHMOUD AL-MERANI, de 26 anos, ocorreu um dia depois de o tribunal ter apresentado as primeiras acusações formais contra autoridades do governo de SADDAM. Em outros pontos de BAGDÁ, insurgentes alvejaram militares iraquianos. Os 13 mortos na explosão dos dois carros-bomba eram soldados. Uma das explosões ocorreu perto de uma base do Exército iraquiano usada como centro de recrutamento.

2 006   :   -     QUINTA-FEIRA      A  831317218184/ (DEZ).
Recebo um telefonema do WÁLTER TAVERNA. Diz ele que será homenageado pela CÂMARA MUNICIPAL no dia 6 de março, por volta das 19 horas. Convida-me para estar presente e estende o convite para seus companheiros do MMDC.

O CADERNO 2 do “O ESTADO” traz uma reportagem “DEZ ANOS SEM OS MAMONAS”. Avião que voltava com o grupo de show em BRASÍLIA caiu em 2 de março de 1996.
O pop nacional bem que tenta, mas não houve ainda uma banda que superasse o sucesso avassalador do grupo MAMONAS ASSASSINAS. É um mito construído com um único disco, 2,3 milhões de cópias vendidas e uma carreira de apenas oito meses, interrompida há exatamente dez anos num desastre de avião. Em 2 de março de 1996, o LEAR JET que trazia nove pessoas, entre elas os cinco integrantes da banda que havia tocado para 8 mil pessoas em BRASÍLIA, colidiu com um morro na SERRA DA CANTAREIRA.

Muito calor nesta manhã. Ainda a modorra do carnaval não foi embora. Encontro uma certa desilusão no MMDS, com os oficiais faltando e outros não querendo nada com o batente. Trabalharam solo no carnaval, ganharam dinheiro sem ter ligações com a Entidade. Agora, precisam refazer seus compromissos para com a Casa. AMÉRICO é o único que está trabalhando. Depois vai até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, bem como CRISTIANO e RAFAEL. Também no MMDC pouca coisa se produz nesta tarde. GINO STRUFFALDI, CAPITÃO MENDES e CAPITÃO RICARDO JACOB estão presentes.
O MENDES leva o GINO até o PANELLI, na Rua ALFREDO MAIA. Acompanho-os. Nosso presidente quer reunir oito medalhas que possui numa placa só. Isso é contratado nesta tarde com essa firma que conhecemos desde os tempos de cadete.
Começa a chover. O MENDES deixa o GINO na estação metrô ARMÊNIA. Ele retorna para casa. Eu embarco no EXPRESSO COCAIA e faço mais uma viagem chovendo. LUCINDA conta-me, assim que chego em casa, que o temporal caiu hoje em GUARULHOS. Essa chuva causou ao menos 11 pontos de alagamento na Capital. Esse temporal começou por volta das 15 horas. Várias ruas do JARDIM ÂNGELA ficaram submersas. Pessoas ilhadas foram resgatadas. No ARICANDUVA, ruas ficaram alagadas. Moradores ilhados foram resgatados na VILA MAZZEI. Os bombeiros registraram a queda de pelo menos 25 árvores. 

Integrantes da CPI DOS CORREIOS descobriram que o publicitário DUDA MENDONÇA recebeu mais de onze milhões de reais na conta DUSSELDORF, nos EUA – 300 mil a mais do que ele declarou à CPI em agosto, como pagamento por serviços ao PT na campanha de 2002. A diferença foi descoberta graças a documentos enviados pela Justiça americana. A conta também foi aberta antes do que ele declarou à CPI.

O ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI aceitou ser o coordenador da campanha presidencial do presidente LULA, pelo que se apurou hoje. Ainda se discute dentro do governo se PALOCCI deixa o cargo ou se se licencia, retomando suas atividades no fim de outubro.  O secretário da Fazenda, MURILO PORTUGAL, assumiria interinamente.

Em noite de pouca inspiração, o PALMEIRAS venceu por 3 a 2 o ATLÉTICO NACIONAL, da COLÔMBIA, em partida pela TAÇA LIBERTADORES. Não foi o jogo fácil que o time esperava, mas suficiente para agora dividir a liderança do GRUPO 7 com o CERRO PORTEÑO. Também pela LIBERTADORES, PAULISTA e LIBERTAD empataram por 0 a 0. Pelo CAMPEONATO PAULISTA, o CORINTHIANS esteve duas vezes em desvantagem no placar, mas venceu o ITUANO por 3 a 2.


A primeira pesquisa IBOPE sobre a sucessão paulista realizada neste ano coloca a ex-prefeita MARTA SUPLICY na liderança na corrida pela cadeira do governador GERALDO ALCKMIN em todas as simulações em que aparece como candidata do PT.

Os dois nomes do PSDB para disputar a sucessão de LULA, JOSÉ SERRA e GERALDO ALCKMIN, adotaram estratégias opostas hoje. Enquanto o prefeito resolveu submergir para ganhar tempo e definir se renuncia ao cargo para concorrer à Presidência, o governador fez questão de cumprir agenda pública com direito a claque em inauguração.  SERRA era aguardado hoje em SÃO PAULO, após retiro na ARGENTINA durante o carnaval. A ausência do prefeito, porém, frustrou seus correligionários, envolvidos por um clima de suspense.  O retorno de SERRA era visto como um dos últimos capítulos da novela do PSDB para a escolha do adversário de LULA. Na outra ponta, ALCKMIN viveu mais um dia ostensivo de candidato. Logo pela manhã, participou da inauguração de uma FATEC e de uma ETE no JARDIM SÃO LUIZ, na zona sul de SÃO PAULO.

Uma informação anônima passada ao Disque-Denúncia levou hoje a Polícia Federal à primeira pista real de que os ladrões responsáveis pelo roubo de obras de arte do MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU, ocorrido há uma semana, saíram de bem perto: do MORRO DOS PRAZERES, em SANTA TERESA, no RIO, a menos de 1 km de distância do local do crime. Policiais encontraram queimados restos de gesso e madeira que formavam as molduras das telas “A DANÇA”, de PABLO PICASSO; “OS DOIS BALÕES”, de SALVADOR DALÍ; e “MARINHA”, de CLAUDE MONET. O material foi identificado por peritos do museu, que avaliaram o valor comercial das obras entre 20 milhões e 50 milhões de reais. Os agentes encontraram ainda uma etiqueta com o número do inventário do quadro de PICASSO. O material foi para a perícia da PF, que começou a fazer a reconstituição do crime. A possibilidade de o fogo ter destruído tudo – que não foi descartada ainda pela PF – chegou a levar às lágrimas funcionários do museu, entre eles a diretora, VERA DE ALENCAR.

O ex-PM JOSÉ ROBERTO PEREIRA DA SILVA, de 35 anos, foi preso em flagrante por volta das 20:30 horas após agredir a socos seus pais, que têm mais de 70 anos, na casa onde vivia com os idosos no JARDIM HELENA, em SÃO MATEUS, zona leste. Ele foi indiciado por “lesão corporal” e pelo crime de “seqüestro e cárcere privado”, além de “posse irregular de arma de fogo”. SILVA foi expulso da corporação há pouco mais de seis anos por ter atirado no rosto de um manifestante punk, em 1998, em uma sala do 3 º Distrito Policial (CAMPOS ELÍSEOS), no Centro da Capital. O aposentado JOSÉ PEREIRA DA SILVA, de 72 anos, pai do acusado, disse que ele chegou em casa cheirando a cachaça nesta quinta-feira, trancou a porta e foi para a cozinha, onde estava sua mãe, de 77 anos, que é deficiente mental. “Ele falava que ia embora, que venderia a casa. E veio espancando ela com socos nas costas, dando empurrões”. O aposentado, que teve uma das pernas amputadas em 2005, contou que ao tentar impedir o espancamento, o filho empurrou uma mesa conta ele. “Depois ele a algemou”. A idosa teve o braço direito algemado à perna esquerda, mas conseguiu de livrar e escapou pela janela da frente da casa. Ela buscou ajuda de uma vizinha e a polícia foi chamada. Segundo o pai, é a terceira vez que o acusado algemou a mãe. Ele contou ainda que as agressões contra a mãe se tornaram constantes há oito meses. A PM encontrou nove balas para revólver calibre 38 e um coldre, apreendidos no local.

Suspensa a decisão da juíza MÁRCIA HELENA BOSCH, da 11ª Vara Cível de SÃO PAULO de impedir a circulação da revista SEXY que traz ensaio com a modelo DENISE ASSIS. A proibição fora pedida por CAETANO VELOSO e sua ex-mulher, PAULA LAVIGNE. O autor de “É PROIBIDO PROIBIR” e a modelo haviam sido fotografados juntos em SALVADOR, o que deu origem a boatos sobre um namoro e inspirou a chamada de capa de SEXY – “Ensaio exclusivo com a tigresa que tirou CAETANO do sério!”. A decisão da juíza foi neutralizada pelo desembargador BERETTA DA SILVEIRA, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO.

Aos 102 anos, morre em SÃO PAULO a jornalista e artista plástica ELSIE DUBUGRAS. Dona ELSIE, como era carinhosamente chamada pelos seus colegas de trabalho da EDITORA TRÊS, foi vítima de problemas respiratórios nesta quinta-feira, justamente quando completava 102 anos de idade (nasceu no dia 2 de março de 1904). Como diretora e editora especial, ela trabalhou nos últimos 33 anos na revista PLANETA, publicação da EDITORA TRÊS, onde escreveu, até os seus últimos dias, artigos sobre parapsicologia, espiritualismo e religião. “Vou sentir muita falta dela. Dona ELSIE trabalhou conosco por mais de 30 anos. A sua figura nos serviu de exemplo pelo empenho, pela determinação e pela perseverança que a levaram a trabalhar na redação até os seus 102 anos. Esteja onde estiver, tenho certeza de que continua cuidando de nós”, diz DOMINGO ALZUGARAY, editor e diretor responsável pela EDITORA TRÊS. Nascida no BRASIL, ELSIE mudou-se com os pais para a INGLATERRA ainda criança e voltou ao País aos 20 anos. Casou-se e teve dois filhos. Fluente em inglês, francês e português, foi contratada pela companhia aérea PAN AMERICAN, e correu o mundo administrando negócios da empresa. Um de seus principais livros é LUIZ ANTÔNIO GASPARETTO – UMA BIOGRAFIA.  Além de escrever, tinha paixão pela pintura. Realizou um sonho recentemente ao expor em SÃO PAULO. Realizou um sonho recentemente ao expor em SÃO´PULO retratos a bico-de-pena do centro antigo da Capital e aquarelas. Dna ELSIE era vaidosa – costumava diminuir a idade em formulários de hotel. Dona Elsie repreendeu em público o seu amigo CHICO XAVIER, porque ele falou que o “BRASIL era o coração do público e a Pátria era o coração do evangelho”.

ROGER FEDERER e RAFAEL NADAL garantiram vaga nas semifinais do torneio de DUBAI, nos EMIRADOS ÁRABE, e estão bem próximos de um duelo na final. FEDERER manteve a série invicta de 15 jogos ao bater o checo ROBIN VIK. NADAL passou pelo inglês TIM HENMAN. Agora, FEDERER enfrenta o russo MIKHAIL YOUZHNY, enquanto NADAL pega o alemão RAINER SCHUETTLER.
Em ACAPULCO, o brasileiro MARCOS DANIEL deu trabalho mas foi eliminado nas quartas-de-final pelo argentino GASTON GAUDIO. Em DOHA, no CATAR, a suíça MARTINA HINGIS está nas semifinais: bateu a russa SVETLANA KUZNETSOVA. Amanhã, enfrentará a francesa AMELIE MAURESMO, em grande fase. 

A NASA divulgou nesta quinta-feira as imagens da M101, a maior galáxia já fotografada pelas lentes do telescópio HUBBLE. Está 25 milhões de anos-luz distante da TERRA e tem duas vezes o tamanho da VIA-LÁCTEA. A NASA estima que a M101 tenha um trilhão de estrelas e 100 bilhões delas devem ser parecidas com o SOL.

Anunciado para a venda num site de leilões bielo-russo o quadro JARDINS DE LUXEMBURGO, do pintor HENRI MATISSE, roubado do Museu da CHÁCARA DO CÉU, no RIO DE JANEIRO, com outros três quadros de SALVADOR DALÍ, PABLO PICASSO e CLAUDE MONET. O MATISSE, avaliado em 20 milhões de reais, estava à venda por 13 milhões. A oferta ficou no ar somente por algumas horas. Não há pista das outras obras. A polícia encontrou pedaços de molduras queimadas no MORRO DOS PRAZERES e suspeita que pertençam aos outros quadros, que teriam sido desmontados.

Impedido de se aproximar do consulado dos EUA, em KARACHI (PAQUISTÃO), um terrorista lançou hoje seu carro-bomba contra o automóvel  de um diplomata americano. Morreram quatro pessoas – entre elas o diplomata e o suicida – e mais de 50 ficaram feridas. O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, chega no dia 4 ao PAQUISTÃO. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas atentados anteriores foram atribuídos à rede AL-QAEDA.

Ao menos 15 pessoas morreram em três explosões e um ataque a tiros envolvendo seguranças de um líder sunita do Parlamento ocorridos hoje no IRAQUE. Com as novas mortes, o número de vítimas da onda de violência sectária no país – que teve início no último dia 22 após o ataque contra um santuário xiita ao norte de BAGDÁ – já ultrapassa 450.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, e o primeiro-ministro indiano, MANMOHAN SINGH, anunciaram hoje um acordo que, segundo BUSH, ajudará a ÍNDIA a satisfazer sua necessidade de energia e a continuar a desenvolver armas nucleares. Os EUA compartilharão tecnologia e combustível nucleares com a ÍNDIA – que é uma potência nuclear mas não assina o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. A ÍNDIA concordou em permitir inspeções internacionais em 14 de seus 22 reatores. Os críticos do acordo dizem que os EUA estão usando a ÍNDIA para contrabalançar o crescimento da CHINA. Alegam ainda que passa a haver dois pesos e duas medidas, tornando difícil para os EUA e seus aliados persuadirem IRÃ e CORÉIA DO NORTE a abandonar ambições nucleares. A CHINA mostrou-se contrariada com o acordo.
  
Autoridades da antiga UNIÃO SOVIÉTICA estavam por trás do atentado contra o PAPA JOÃO PAULO II em 1981, segundo um informe da comissão criada pelo Parlamento italiano para esclarecer o caso. O relatório final da Comissão MITROKHIN, criada para estudar documentos sobre a atividade dos serviços secretos soviéticos na ITÁLIA, será apresentado no final deste mês, mas o senador PAOLO GUZZANTI, presidente da comissão, vazou os dados. A comissão se baseou nos arquivos de um ex-agente da KGB, serviço secreto da antiga URSS.

A Rainha ELIZABETH II deverá apresentar um pedido velado de desculpas pela morte do brasileiro JEAN CHARLES DE MENEZES durante a visita de Estado do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA a LONDRES. As desculpas poderão acontecer em um discurso durante banquete no Palácio de BUCKINGHAM para receber LULA na próxima semana.  

Sua vida daria o mais triste dos filmes. JACK WILD, que interpretou ARTFUL DODGER no musical OLIVER!, de CAROL REED, de 1968, morreu hoje de câncer na boca, aos 53 anos. Desde 2000, ele vinha lutando contra a doença e, em conseqüência dela, perdeu a voz e a capacidade de atuar. Antes disso, WILD teve problemas de alcoolismo, o que também dificultou sua carreira, iniciada na TV, com a série HR PUFNSTUF, sobre um garoto numa ilha fantástica. No cinema, seu último papel destacado foi em ROBIN HOOD, o PRÍNCIPE DOS LADRÕES, a versão com KEVIN COSTNER.  

FALECEU o cineasta GARRETT SCOTT, de 37 anos. Estava nadando quando sofreu um infarto fatal. Ele dirigiu o documentário OCCUPATION: DREAMLAND, sobre a presença de americanos no IRAQUE.

2 007    :      -    SEXTA-FEIRA
Nada melhor do que uma diva da dramaturgia para fechar com chave de ouro a novela “PÁGINAS DA VIDA”, que chega ao último capítulo hoje. EVA WILMA, 73 anos, foi chamada para viver a desembargadora que apresentará o veredicto sobre a guarda de FRANCISCO (GABRIEL KAUFMANN). Ele ficará com o pai LÉO (THIAGO RODRIGUES) ou com o avô (MARCOS CARUSO)?
Foram gravados dois finais. “Gravei na terça-feira dois desfechos para o menino. A adoção de CLARA é irrevogável. Ela fica com HELENA (REGINA DUARTE). O MANOEL CARLOS (o autor) queria que eu fizesse uma participação especial e com muito prazer aceitei. Fiz apenas uma novela dele (“HISTÓRIA DE AMOR”, em 1995), mas MANECO era muito amigo do ZARA (CARLOS, 1930-2002), diz EVA WILMA.
O recurso da guarda de FRANCISCO será julgado por uma turma de desembargadores, como na vida real. Se fosse em SÃO PAULO, seriam três, mas só um se encarrega do recurso, os outros dois (um revisor e um terceiro juiz) participam do julgamento.
O fim de “PÁGINAS DA VIDA” terá clima de festa para a família MARTINS DE  ANDRADE. THELMINHA (GRAZI MASSAFERA) e JORGE (THIAGO LACERDA) se casarão na capela do casarão de TIDE (TARCÍSIO MEIRA), em uma cerimônia que vai emocionar até mesmo SANDRA (DANIELLE WINITS). A golpista comparecerá ao casamento disfarçada e assistira a tudo à distância.
Depois de beijar a noiva, JORGE sumirá pela festa com THELMA – que ainda é virgem. Ansioso, o noivo vai comentar que não vê a hora de ficar a sós com ela. A caipira beijará o marido apaixonadamente, mas será interrompida por CONSTÂNCIA (WALDEREZ DE BARROS), que chamará a filha para jogar o buquê.
E as flores vão parar nas mãos de CARMEM (NATÁLIA DO VALLE), que se aproximará do jardineiro DOMINGOS (JOELSON MEDEIROS), insinuando que não pretende ficar solteira.
Outra que receberá uma boa bolada em dinheiro é ALICE (REGIANE ALVES). A patricinha vai procurar por LÉO (THIAGO RODRIGUES), que, para se ver livre da ex-noiva de uma vez por todas, decidirá recompensá-la pelos anos que os dois passaram juntos. Antes de partir, ALICE, venenosa, comentará que ficou feliz por LÉO não ter conseguido a guarda das criança. Um indício de que o final de FRANCISCO será mesmo com o avô.
Para o milionário, o autor reservou mais uma duplinha: OLÍVIA (ANA PAULA ARÓSIO) termina a novela grávida de gêmeos. O casal vai continuar a viver no RIO DE JANEIRO pra acompanhar de perto as vidas dos outros filhos dele, FRANCISCO (GABRIEL KAUFMANN) e CLARA (JOANA MOCARZEL). ALEX (MARCOS CARUSO) também ficará próximo da neta, pois engatará um romance com TEREZA (RENATA SORRAH) –vizinha de HELENA (REGINA DUARTE), que formará família ao lado de DIOGO (MARCOS PAULO) e do filho do médico com LAVÍNIA.
Também vai aumentar a família de FRED (DUDA NAGLE) e KELLY (STHEFANY BRITO), pois a ex-patricinha terá outro filho. E THELMINHA termina a novela descobrindo que espera seu primeiro bebê.
O capítulo de hoje reserva surpresas para a personagem de LÍLIA CABRAL. Além de perder o marido, que vai sair de casa para viver com TEREZA, e ver o filho indo embora para viver fora do BRASIL com a namorada, ela ficará louca. Não bastasse a insanidade, MARTA vai tentar se matar, pulando da janela. A vilã, porém, será salva pelo espírito de NANDA (FERNANDA VASCONCELOS).
Na cena, MARTA começa a procurar a filha no céu, afirma que  FRANCISCO já lhe contou que ela é uma estrela. Aproxima-se da janela e diz que irá procurar por ela. É quando NANDA segura a mãe e a leva para a sala. O espírito da menina ainda fecha a janela e passa a mão nos olhos de MARTA, que fica descansando.
Depois de ficar manco, GREG (JOSÉ MAYER) vai trocar de papel com SANDRA, de quem se tornará amante no último capítulo. Já loira, que escapou da fúria de CARMEM, vai tirar a sorte grande ao se tornar mulher de MACHADÃO (JOSÉ VICTOR CASTIEL). O porteiro ficará milionário após ganhar na Mega-Sena. Mas MACHADÃO se dará mal ao cair em uma armadilha preparada pela golpista, por quem é vidrado. O destino do azarado é inspirado na história do milionário RENÉ SENNA, que foi assassinado. Na vida real, as suspeitas caíram sobre a mulher de SENNA.  

Ainda não sarei completamente do joelho. Não é fácil embarcar numa van e ficar uma parte da viagem para a cidade de SÃO PAULO, de pé. Além disso, que irrita muito, o calor é infernal. Encontro OREZ atrapalhadíssimo com a parte burocrática. AMÉRICO ajuda-o muito. Temos um grande problema com CRISTIANO nesta tarde. Ele é avisado que sua senhora está tendo sangramento em plena gravidez. Deixa nossa reunião, desesperado, para socorrê-la. RAFAEL está em nossa companhia.
Na tarde, com as presenças do GINO e do CORONEL MENDES, podemos trabalhar com mais vontade na Sociedade. Com apoio tudo é diferente. O duro é ver que não se pode fazer muita coisa útil por falta de meios. O caso do JUBILEU DE DIAMANTE é um exemplo disso. Não adianta “bolar” os ofícios para as empresas, organizações e simpatizantes para participarem dos eventos porque a nossa única funcionária não tem condições de digitalizar os documentos.
Cumprimentamos, via e-mail, o CAPITÃO GUSTAVO pelo seu aniversário transcorrido ontem. Também recebo um e-mail da Professora MARIA CECÍLIA que nos manda fotos das “mulheres paulistas na revolução de 1932”, que foram apresentadas ontem em sua palestra no Rotary Club de SÃO PAULO “9 DE JULHO”.
Via fone entra em contato comigo o SARGENTO ANDRADE. Ele trabalha em CURITIBA e pretende organizar uma solenidade no dia 8 de maio – DIA DA VITÓRIA – no Museu dos Expedicionários de CURITIBA. Sua idéia é entregar a Medalha MMDC para autoridades daquela cidade. Passo a sugestão do SARGENTO ANDRADE para o CORONEL MENDES.
De MANAUS, atendo um representante do Ministério Público, doutor PEDRO, que necessita conhecer a Lei da PENSÃO ESPECIAL porque uma senhora idosa, viúva de ex-combatente da Revolução de 1932, precisa de sua ajuda. Ele conhece, através de uma sumária apresentação minha, dos inúmeros problemas criados pela COMISSÃO ESPECIAL DA REVOLUÇÃO a respeito dessa pensão. Sugere que o Ministério Público tome conhecimento disso e obrigue o órgão governamental responsável a cumprir a Lei e não criar problemas, como por exemplo a exigência de um novo processo, pois já existe o original que concedeu a pensão ao ex-combatente. A viúva deveria receber o auxílio automaticamente.
MENDES estudou com pessoas que entendem do assunto a distribuição das cores preta, branca e vermelha na fita da Medalha “PELA LEI”, que está sendo criada. Alteramos a regulamentação da medalha. Ele irá levar a nova idéia ao Doutor LAURO RIBEIRO ESCOBAR, que praticamente idealizou a medalha.
Às 17 horas, GINO, MENDES e eu vamos embarcar no metrô. Retornamos aos nossos lares. Sofro no ônibus EXPRESSO COCAIA por causa de dores no joelho esquerdo. 
Em casa, assisto o 3º capítulo da sexta temporada de “24 HORAS”, que o AMÉRICO copiou hoje num DVD.

O DIÁRIO OFICIAL DE 2 DE MARÇO PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR PM WÉBER MARINS GUERREIRO, do CPC. Ele nasceu em 7 de agosto de 1957. Entrou para a PMESP em 30 de maio de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1992; MAJOR – 24 de maio de 2003.

Os médicos de PRISCILA APRÍGIO SILVA confirmaram hoje que a garota, de 13 anos, está paraplégica e que dificilmente voltará a andar. Atingida por uma bala perdida durante assalto, na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a uma agência do ITAÚ, em MOEMA, zona sul, PRISCILA sofreu lesões graves em duas vértebras.
O diretor clínico do Hospital ALVORADA, GUILHERME MONTEIRO, explicou que alguns nervos das vértebras de PRISCILA ficaram definitivamente comprometidos, o que praticamente torna inviável a reversão do quadro. O médico disse que, ainda que a fisioterapia resulte em melhora, “alguma seqüela vai ficar”. Mas ressaltou que a recuperação pode ser maior por ela ser jovem.

Faleceu na manhã desta sexta-feira dona IZOLINA (QUITA) PÁDUA SALLES CORRÊA DIAS, aos 104 anos. Filha do senador ANTÔNIO PÁDUA SALLES, era viúva do senhor SÍLVIO CORRÊA DIAS. Era mãe do falecido desembargador LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, que foi nosso associado na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e era membro da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. O velório foi no Hospital SÍRIO-LIBANÊS e o enterro no Cemitério da CONSOLAÇÃO.

Policiais da Delegacia de Homicídios liberaram, hoje à tarde, escutas telefônicas que mostram que ADRIANA ALMEIDA, viúva do milionário RENÉ SENNA, assassinado no dia 7 de janeiro, em RIO BONITO, tentou retirar o nome dele da conta conjunta que mantinham. Em uma gravação feita pela polícia em 25 de janeiro, um homem identificado como VALMIR – que segundo investigadores seria o gerente do banco – explica à viúva que o “sistema não prevê a exclusão do primeiro titular da conta por falecimento”. Logo em seguida, o mesmo funcionário do banco propõe uma alternativa: “O melhor negócio seria você vir aqui... e transferir todo esse recurso para sua conta particular”. Durante toda a conversa telefônica, ADRIANA parece nervosa e procura falar o mínimo possível, o que poderia indicar que ela desconfiava que estava tendo as suas ligações gravadas.

LOLITA RODRIGUES, 78 anos, não se agüenta de alegria. Desde que a amiga NAIR BELLO, 75 anos, internada em 11 de novembro, apresentou sinais de melhora e reage às brincadeiras,sua vida ganhou novo sentido. “Faço tanta palhaçada para NAIR. Peço para jogar um beijo e ela faz um biquinho. Pergunto se ela gosta de mim e ela sorri. Estamos todos (eu e a família) mais animados”, diz.   

Estréia hoje nos cinemas de SÃO PAULO o filme “MOTOQUEIRO FANTASMA”, com NICOLAS CAGE no principal papel. Ainda adolescente, BLAZE é o astro de um show de motos com seu pai, que sofre de câncer. Para salvá-lo, faz um pacto com o diabo (PETER FONDA). Já adulto, ganha à noite a forma assustadora do MOTOQUEIRO FANTASMA. Mas MEFISTO exige, em troca, que ele detenha o CORAÇÃO NEGRO (WES BENTLEY), outro ser diabólico, que quer mais poder. 

2 008        :        -        DOMINGO               KRY/20113
Com a ajuda do JOÃO e do ALEMÃO, vamos transportar os livros que estavam numa estante que, por causa da parede úmida, ficou comprometida. Esse é um trabalho cansativo e que faz pensar nessa mania que tenho de guardar as coisas. Esses livros vão para a HEMEROTECA VENTURA. Imagino a dificuldade imensa que teria agora se não tivesse adquirido essa casa, com a herança deixada pela minha mãe. Não haveria lugar para colocação desse material.
Com o transporte e uma arrumação dos livros, vou perder horas desta manhã. Somente com o transcorrer do domingo é que consigo ler os jornais e também trabalhar no computador. O corpo fica todo dolorido. LUCINDA se diverte com o meu sofrimento, tanto físico como mental. 

Como acontece com freqüência há 91 anos, a equipe em pior fase vence o clássico entre CORINTHIANS e PALMEIRAS. Hoje, no MORUMBI, o fenômeno se repetiu. O time do PALESTRA ITÁLIA bateu o rival do PARQUE SÃO JORGE, por 1 a 0. Com isso, manteve o adversário fora do G4 e ganhou ânimo para obter a vaga na fase semifinal do Campeonato Paulista. O PALMEIRAS agora tem 19 pontos, um a menos do que o CORINTHIANS, que não perdia desde a segunda rodada.
O SÃO PAULO passou no teste, hoje, em MIRASSOL. Liderado por JORGE WÁGNER, que fez o primeiro gol do jogo, o time do técnico MURICY RAMALHO superou os desfalques, o desgaste físico e o entusiasmo do time da casa, bateu o MIRASSOL por 2 a 1 e voltou ao grupo dos quatro melhores colocados do Campeonato Paulista: subiu para o quarto lugar, com 23 pontos – mesmo número de pontos da PONTE PRETA, que está em terceiro, por ter uma vitória a mais.
A PORTUGUESA conseguiu outro bom resultado fora de casa, ao empatar por 1 a 1 com a PONTE PRETA, hoje à noite no Estádio MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS.
Um avião monomotor CIRRUS, modelo SR22, caiu hoje em um galpão em obras na BARRA DA TIJUCA, zona oeste do RIO, entre uma concessionária da CITROËN e o Restaurante CERVANTES, na Avenida das Américas. O piloto e três empresários, que seguiam para FLORIANÓPOLIS (SC) morreram na hora. O acidente ocorreu a 60 metros de um condomínio de classe média alta, onde famílias aproveitavam o dia de sol forte na piscina.
Morreram o piloto, FREDERICO CARLOS XAVIER DE TOLLA, de 66 anos; o proprietário da aeronave, o empresário JOCI MARTINS, vice-presidente do Sindicato da Construção de FLORIANÓPOLIS; e os passageiros SÍLVIO PEDRO DONZELA e GILMAR SIDNEI TONI.
A aeronave decolou às 11:43 horas do Aeroporto de JACAREPAGUÁ, que fica a 2 quilômetros do local, e caiu logo em seguida.

Uma perseguição de policiais militares a ladrões de carro pela orla da BARRA DA TIJUCA e do RECREIO DOS BANDEIRANTES, bairros de classe média alta na zona oeste do RIO, terminou com quatro criminosos mortos e dois PMs feridos sem gravidade, no início na manhã. No confronto, em meio à troca de tiros, os assaltantes detonaram uma granada contra os policiais e destruíram uma viatura, ao arremessar contra o veículo uma caminhonete. Para auxiliar no cerco aos bandidos, uma equipe da PM chegou ao local de helicóptero. Apenas um assaltante sobreviveu e conseguiu escapar do cerco. Na operação, foram apreendidas três pistolas.

A maioria dos eleitores russos ratificou hoje o plano do presidente VLADIMIR PUTIN, de continuar no poder, ainda que formalmente em outro cargo. O vice-primeiro-ministro DMITRI MADVEDEV venceu a eleição presidencial com 69% dos votos, com 80% das urnas apuradas, dispensando o segundo turno. Conforme anunciado pelo próprio PUTIN, cuja popularidade supera 70%, MEDVEDEV o nomeará primeiro-ministro, função que se deslocará para o centro do poder na RÚSSIA. Eleito em 2000 e reeleito em 2004, PUTIN não podia mais, pela lei, candidatar-se a presidente.

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, ordenou hoje o envio de dez batalhões militares na fronteira do país com a COLÔMBIA e o fechamento da embaixada venezuelana em BOGOTÁ, acusando o governo colombiano de pôr a AMÉRICA DO SUL à beira da guerra. As medidas foram uma retaliação ao ataque que as Forças Armadas colombianas lançaram no EQUADOR no sábado para matar RAÚL REYES, número 2 das FARC.
“Nós não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império americano nem seu cachorro, o presidente (colombiano) URIBE, nos divida”, disse. “Se a COLÔMBIA fizer o mesmo na VENEZUELA, responderei enviando alguns SUKHOIS”, disse, referindo-se a aviões de guerra comprados recentemente da RÚSSIA. 

Morreu neste domingo, no St. JOSEPH´S HOSPITAL, em TORONTO, CANADÁ, de câncer, o guitarrista canadense JEFF HEALEY, aos 41 anos. Cego desde 1 ano de idade por conta de um blastoma, ele nasceu em TORONTO em 25 de março de 1966 e era casado com CRISTIE, com quem teve dois filhos, RACHEL e DÉREK.
Era um músico de grande técnica, muito admirado por colegas de instrumento, como B.B. KING, STEVIE RAY VAUGHAN, GEORGE HARRISON, MARK KNOPFLER e outros. Uma de suas últimas gravações foi como convidado no novo disco-solo do cantor do DEEP PURPLE, IAN GILLAN. O álbum chama-se GILLAN´S INN.
JEFF HEALEY formou a sua primeira banda quando tinha 17 anos, unindo-se ao baixista JOE ROCKMAN e ao baterista TOM STEPHEN. Já em 1988 foi indicado para o GRAMMY pelo álbum SEE THE LIGHT, que continha seu primeiro grande hit mundial, ANGEL EYES. Ele excursionava febrilmente pelo mundo todo, tocando sua guitarra de um jeito diferente, colada ao quadril. Ele também atuava como disc-jóquei em rádios canadenses, como a CBC RÁDIO. Era bom também nesse métier, escorado numa raríssima coleção pessoal de 30 mil discos de 78 rpm.

Por volta das 22 horas deste domingo assisto no HBO a estréia da minissérie “CAPADÓCIA”. Drama mexicano de 2007. A antiga prisão de mulheres da CIDADE DO MÉXICO está a ponto de explodir e dois projetos de reforma estão em discussão no Senado. Em meio a três tragédias, a juíza TERESA LAGOS enfrenta o seu destino de redentora em um novo presídio: CAPADÓCIA.

2 009       :        -      SEGUNDA-FEIRA
Continuam as datas de alta temperatura. Março começou assim e prossegue da mesma maneira no seu segundo dia. Dormi mal à noite e antes das 7 horas já estou de pé. Aproveito o tempo para organizar meus arquivos. LUCINDA conta que seu irmão JOSÉ já se encontra num quarto do hospital CARLOS CHAGAS e pretende visitá-lo hoje à tarde. Agora corre com o almoço do IAGO que, também, irá a uma clínica médica por volta das 14 horas. Às 11 horas, embarco num lotação na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. Chego na Sociedade antes das 12 horas.
MARINEI deu uma arrumação no segundo andar, local que já se encerraram os trabalhos dos pedreiros. Resta retirar alguns móveis velhos para podermos até se dar ao luxo de fazer reuniões. Os pedreiros continuam trabalho no andar térreo. Acredito que em março teremos o encerramento das obras. Falta adquirir, assim que a reforma estiver pronta, o necessário mobiliário. O CORONEL MENDES ficou de ver isso. 
MARINEI recebe um telefonema de um major do Exército dando conta que uma solenidade marcada para a próxima sexta-feira, em SÃO VICENTE, foi adiada para segunda-feira, dia 9, às 20 horas. O GINO, o CORONEL MENDES e eu receberemos o título de AMIGO dessa Unidade do Exército. Faço uma ligação para o MENDES e ele diz desconhecer esse evento. O GINO, contactado, lembra vagamente da promessa de uma solenidade em SÃO VICENTE em 6 de março, mas depois não recebeu outro aviso. O MENDES irá fazer um contato com esse major.
Recebo um telefonema de uma pessoa que está querendo receber a Pensão Especial deixada por um ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932. O único documento comprobatório é uma fotografia da época, datada. O rigorismo da Comissão Especial da Revolução não irá considerar essa foto como prova. Essa pessoa deverá comparecer amanhã ao MMDC para estudarmos esse problema.
O encarregado das obras, o ADILSON, mostra a pintura da fachada do prédio e diz que amanhã serão desmontados os andaimes. No entanto a parede que fica vizinha ao Corpo de Bombeiros precisa sofrer uma reforma. Amanhã deverei conversar com o Comandante dos Bombeiros a respeito disso.
O calor é de 34 graus. Por volta das 16 horas começo a viagem de retorno para GUARULHOS. SÃO PAULO registrou hoje mais um dia de calor, com temperatura média de 33,3ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. No domingo, quando os termômetros chegaram a 34,1ºC, a cidade bateu o recorde de calor e também registrou a maior temperatura no mês de março desde 1943, segundo o Instituto. A Zona Leste foi a região que mais sofreu com o calor. Em SÃO MATEUS, os termômetros chegaram a registrar 36,1ºC e, em ITAQUERA, 35,6ºC. O calor também tem sido intenso no interior. Em RIBEIRÃO PRETO, PIRASSUNUNGA, TAUBATÉ e GUARATINGUETÁ, a temperatura chegou a 35ºC ontem. CAMPINAS registrou 34,%ºC.  
Nesta noite recebo um telefonema de uma advogada de CAMPINAS. Ela trabalha numa firma que lida com precatórios. Diz que eu tenho um dinheiro para receber, numa ação ganha, mas que o governo não paga. Quer negociar comigo o montante desse precatório. Explica algo que eu nem atinava, isto é, receber algum dinheiro em uma ação que entrei em 1990 e que nem me lembro o nome do advogado. Vou estudar essa situação. A advogada tornará a ligar na próxima quarta-feira.   

Após participar de um jogo de futebol de várzea e ser criticado pelo seu jogo sujo, um policial militar atirou em um jogador do time adversário depois de agredir o irmão da vítima a coronhadas. O crime aconteceu em um campo na Avenida MONTE ARARAT, no bairro BELA VISTA, em OSASCO, ontem à tarde. O CABO PM ALEX KASAR GABRIEL foi preso em flagrante, por tentativa de homicídio.

Uma quadrilha fortemente armada, comandada por um dos chefes do PCC em SÃO PAULO, promoveu hoje pela manhã um arrastão em um prédio residencial em PERDIZES, na zona oeste da capital. Em posse do controle remoto da garagem, cerca de 15 criminosos entraram no edifício SUMARÉ TOWER, na Rua PIRACUAMA, 316, fazendo-se passar por um morador, e renderam o porteiro. Todos que entravam e saiam do prédio eram dominados e levados até o salão de festas. No local, o grupo manteve 30 reféns, entre idosos e crianças, por mais de duas horas.

Abarrotada de processos de militares que reclamam reparação econômica da União, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça criou uma turma exclusiva, com quatro especialistas, para julgar as demandas do pessoal da caserna. Estão na fila 7 mil casos, a serem julgados até 2010, dos quais 5.200 neste ano, segundo o presidente da comissão, PAULO ABRÃO.
De 2004 para cá, quando os militares passaram a ser contemplados por reparações da LEI DA ANISTIA, foram julgados 13.294 processos, sendo 4.856 deferidos e 8.438 negados. A média é de uma anistia para duas negadas. As indenizações ao pessoal fardado já custaram 1,2 bilhão de reais, conforme levantamento da ONG CONTAS ABERTAS no Sistema Integrado de Administração Financeira da União.

O líder do PMDB no Senador, RENAN CALHEIROS, destituiu hoje o senador JARBAS VASCONCELOS da Comissão de Constituição e Justiça. A medida foi tomada como retaliação pelos ataques de JARBAS a seu próprio partido, a quem acusou de corrupção, sem citar nomes. A punição ao senador e ex-governador de PERNAMBUCO coincidiu com o anúncio de que ele ocupará amanhã a tribuna para atacar a corrupção e a impunidade. JARBAS disse hoje que não pretendia retomar os ataques diretos ao PMDB, mas admitiu a intenção de se manifestar sobre a tentativa do partido de assumir o comando da REAL GRANDEZA, o fundo de previdência dos funcionários da estatal FURNAS. A articulação dos peemedistas, capitaneada pelo ministro das Minas e Energia, EDISON LOBÃO, foi barrada pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, após manifestações de protestos dos empregados da empresa. ‘Isso é briga do PT e do PMDB para ver quem fica perto do cofre’, comentou JARBAS.  

Começou hoje nos EUA, o julgamento do piloto brasileiro HÉLIO CASTRONEVES, por sonegação fiscal. Bicampeão das 500 Milhas de INDIANÁPOLIS, é acusado de sonegar 5,5 milhões de dólares (cerca de R$13 milhões) entre 1999 e 2004. Ao lado de HÉLIO no banco dos réus estão a irmã, KATIUCIA, e o advogado ALAN MILLER. O piloto é também conhecido nos EUA por ter vencido um concurso de dança na televisão do país em 2007, o “DANCING WITH THE STARS”.   

O mercado global sofreu hoje nova queda acentuada com a divulgação do prejuízo de 61,7 bilhões de dólares da seguradora americana AIG, no quarto trimestre de 2008, e do lucro 70% menor do HSBC. O banco britânico teve desempenho razoável nos países emergentes – a participação latino-americana no lucro do grupo cresceu de 9% em 2007 para 21% em 2008 – foi foi prejudicado pela perda de 15,528 bilhões de dólares nos EUA no ano passado. No caso da AIG, o resultado, provocado pela atividade seguradora de instrumentos financeiros relacionados a créditos hipotecários de alto risco, é o pior da história – foram 650 milhões de dólares por dia. O governo americano decidiu injetar mais 30 bilhões de dólares na empresa, elevando o resgate oficial a 150 bilhões de dólares. A CASA BRANCA disse que a ajuda é “crucial” para evitar que a AIG se torne uma ameaça ao sistema financeiro. O governo já controla 80% da empresa. O índice DOW JONES, da Bolsa de NOVA YORK caiu 4,24% e fechou na menor pontuação desde abril de 1997. A BOVESPA recuou 5,1% e o dólar subiu mais de 3% fechando cotado a R$2,443. Em LONDRES, a queda foi de 5,33% o menor nível desde março de 2003.

O presidente cubano, RAÚL CASTRO, anunciou a maior reestruturação ministerial dos últimos anos na ilha. Mais de dez altos funcionários foram trocados, entre eles o presidente do Conselho de Ministros, CARLOS LAGE, e o chanceler FELIPE ROQUE, ambos ligados a FIDEL CASTRO. LAGE, de 57 anos, um dos mentores das reformas econômicas, foi substituído por um general próximo a RAÚL. ROQUE, de 43 anos, era o mais jovem do alto escalão.  
 
O presidente da GUINÉ-BISSAU, JOÃO BERNARDO VIEIRA, foi assassinado em sua residência hoje pela madrugada por um grupo de soldados horas depois de a explosão de uma bomba tr matado o chefe do Estado-Maior do Exército, BATISTE TAGME no WAIE, seu principal rival político. As Forças Armadas negaram que o assassinato do presidente fosse um Golpe de Estado no país africano, que se tornou uma importante rota para a cocaína vinda da AMÉRICA LATINA em direção à EUROPA. Num comunicado oficial transmitido pelo rádio, o Exército atribuiu o assassinato de VIEIRA a um “grupo isolado” de soldados não identificados e afirmou que estava perseguindo os suspeitos do crime. As Forças Armadas também se comprometeram a respeitar a ordem constitucional.
De acordo com a Constituição do país, o presidente do Parlamento, RAIMUNDO PEREIRA, deverá assumir a chefia do Estado interinamente e convocar eleições presidenciais em até 60 dias. O Parlamento reuniu-se hoje para tentar definir o futuro político da GUINÉ-BISSAU.

2 010       :          -     TERÇA-FEIRA
Ofício CER 127/2010 da Câmara Municipal de São Paulo
Como forma de resgatar o civismo por meio do culto aos símbolos nacionais, mensalmente, a Câmara Municipal de São Paulo realizará o hasteamento solene da Bandeira, o canto do Hino Nacional Brasileiro, evocando o culto a esses símbolos máximos de nossa Pátria.
Tenho a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade Cívica de hasteamento da Bandeira Nacional, que se realizará na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 2 de março, às 11:30 horas, sito Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo.
Certos de honrar-nos com vossa presença, na ocasião, serão hasteadas as Bandeiras Paulista, do Município, e os Estandartes representativos das Corporações Policiais responsáveis, nos termos do Art 144 da Constituição Federal, pela segurança dos cidadãos, como forma de saudação a essas Corporações.
Coloco-me ao inteiro dispor de Vossa Senhoria, envio os meus sinceros cumprimentos e aproveito para renovar os meus protestos de estima e consideração.
ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES
PRESIDENTE

Com a idéia de assistir a solenidade de hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal, tomo um ônibus bem mais cedo, já sabendo que teria de enfrentar o duro congestionamento da MARGINAL TIETÊ. Isso realmente acontece. Na altura do Terminal Tietê há muita terra extraída debaixo da ponte da Cruzeiro do Sul, a fim de dar passagem a uma nova pista. O muro da antiga fábrica KLABIN (hoje um enorme estacionamento de caminhões e carros) foi destruído e por ali passará também uma pista. Dos lados da PONTE PEQUENA há um verdadeiro caos. Muita terra está sendo retirada dali. Aos poucos vão se delineando as novas pistas.
Passo pela Sociedade antes de ir para a Câmara Municipal. Um chuvisqueiro atrapalha a minha caminhada. As bandeiras estão sendo hasteadas quando ali chego. Apenas encontro o JOSÉ D´AMICO. Não comparecem os membros do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, nem o coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO.
Após a cerimônia conversamos com CECÍLIA, encarregada do Cerimonial. JOSÉ D´AMICO expõe suas idéias quanto ao Memorial da Câmara e principalmente quanto a filmagem oficial do 9 de Julho. Vamos deixar o local por volta das 13 horas.
Por telefone, COLOMBO conta que está com vontade de iniciar um curso de inglês na Avenida PAULISTA. Incentivo-o a fazer isso.
Nesta tarde chuvosa não comparece ninguém na Sociedade. Apenas atendo alguns telefonemas, como é o caso do CAPITÃO PM ALEXANDRE. Uma missa em Ação de Graças aos veteranos da revolução está sendo idealizada por uma Igreja Batista no JARDIM MAIA, no dia 14 de março, à noite.
Meu retorno para GUARULHOS é feito cochilando num ônibus. Não me sinto bem neste final de tarde.  
Pela Internet leio o Diário Oficial e tomo conhecimento da transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM ÁLVARO DIAS DA CUNHA, atualmente servindo na Direção de Ensino. Durante vários anos ele trabalhou no 1º BPChq, chegando, inclusive a comandar esse batalhão.
DIAS nasceu em 17 de outubro de 1957. Entrou para a PMESP em 18 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 1999; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2004.

Recebo nesta noite a seguinte mensagem da associada CAMILA GIUDICE e respondo o e-mail:
ESTIMADA CAMILA
Ele poderá estar conosco no dia 4? Seria interessante porque conheceria o presidente GINO. Você sabe que nosso presidente não pode ir sempre à Sociedade face seus problemas de saúde.
Em 2 de março de 2010 13:23, Camila Giudice escreveu:
Bom Dia, Cel. Ventura!
Como está?
Confirmo minha presença no dia 04/03.
Consegui contato com o Ricardo, do site e conforme ele disse possui uma boa coleção e quer nos conhecer. Demonstrou muito interesse e paixão pela Revolução.  Quando podemos marcar com ele?
Abraços!
Camila
ESTIMADA CAMILA
Seria bom você comparecer no dia 4 a fim de ser empossada no cargo. Eu lhe darei cópia do Estatuto no que concerne às atividades da Diretoria de Comunicação Social, mas não tem nada de difícil. As reuniões são esparsas, uma vez por mês.
Quanto ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo o acervo é muito grande. Acontece que houve uma pendenga judiciária contra a atual presidente, assunto esse já resolvido, mas o juiz, na época, determinou que parte do acervo fosse entregue à Secretaria da Cultura. A presidente ganhou a ação e, na última sexta-feira, estive com ela vendo as fotos de todo o material que irá retornar ao Instituto.
Não foi encaminhado o acervo da Revolução de 32 porque este não pertence ao Instituto e sim à viúva de CELESTINO BURROUL que, por conta própria, em parceria com o IHGSP, restaurou todo o quarto andar do prédio, onde está o Memorial de 32. Aliás você poderá vê-lo pela internet, basta procurar no google "Memorial da Revolução de 32". Aguardo contato quanto ao dia 4. Caso você não possa comparecer vamos deixar para abril.
O amistoso entre BRASIL e IRLANDA tinha tudo para ser burocrático, sem graça, como a maior parte dos jogos sob comando de DUNGA. Mas a seleção redescobriu o futebol de ROBINHO. Solto, irreverente e atrevido, ele até pedalou na vitória (2 a 0) de despedida da equipe, antes da convocação final, em maio, para a COPA. Fez um bonito gol e foi meio autor de outro, o primeiro, em que chutou cruzado e um zagueiro da IRLANDA, ANDREWS, apavorado, tratou de finalizar o trabalho a favor dos brasileiros. O BRASIL jogou com JÚLIO CÉSAR no gol; MAICON (CARLOS EDUARDO), LUCIO (LUISÃO), JUAN e MICHEL BASTOS; GILBERTO SILVA, FELIPE MELO, RAMIRES (DANIEL ALVES) e KAKÁ; ROBINHO (NILMAR) e ADRIANO (GRAFITE).
O presidente LULA e o governador JOSÉ SERRA travaram uma disputa de programas hoje, durante a inauguração da fábrica de máquinas agrícolas da CASE NEW HOLLAND, em SOROCABA. Diante da cúpula mundial do grupo FIAT, detentor da marca, o presidente e a ministra DILMA ROUSSEFF, pré-candidata à sucessão, apontaram projetos do governo federal – como o Programa de Aceleração Econômica (PAC), o MAIS ALIMENTOS, que financia tratores para a agricultura familiar, e o MINHA CASA MINHA VIDA, de financiamento de casas – como responsáveis por evitar que a crise internacional provocasse maiores estragos no País.
SERRA, por sua vez, invocou investimentos em programas habitacionais, na geração de empregos e na formação profissionalizante, o que teria contribuído para a decisão da CASE de retornar para SÃO PAULO – uma unidade menor foi fechada há dez anos.

Condutor da “oração da propina”, o deputado distrital JÚNIOR BRUNELLI renunciou hoje ao mandato para não ser cassado. Desde o último dia 11, quando o governador do DISTRITO FEDERAL, JOSÉ ROBERTO ARRUDA, foi preso, já abandonaram seus mandatos, o vice-governador PAULO OCTÁVIO e o ex-presidente da Câmara Legislativa LEONARDO PRUDENTE. Por terem renunciado, os processos por quebra de decoro parlamentar contra BRUNELLI e PRUDENTE foram extintos. A deputada EURIDES BRITO anunciou hoje que responderá à ação no cargo. Ao final do processo, pode ter o mandato cassado e a inelegibilidade decretada.

O CORONEL CARLOS HENRIQUE ALVES DE LIMA apresentou outra versão para a negociação com assaltantes que resultou na morte do CABO GUTTEMBERG CONCEIÇÃO, de 30 anos, na tarde de sábado, dia 27 de fevereiro, no RIO. O oficial, a mulher dele e um sargento prestaram depoimentos hoje na Divisão de Homicídios. Ao contrário da versão divulgada ontem pela PM, o coronel disse que foi ele – e não a mulher – que sofreu um assalto. Ele teria sido rendido por três homens, que levaram o seu HONDA CIVIC. A mulher dele ligou para o celular que ele deixou no carro e foi atendida pelos assaltantes. Os criminosos iniciaram negociação para a devolução do carro por dois mil reais. O local combinado para a troca do carro pelo dinheiro foi uma passarela na frente de um dos acessos ao Morro da Pedreira, em COSTA BARROS, subúrbio do RIO. Acompanhado por um cabo e um sargento, o coronel foi ao local. A mulher dele, LEILA OLIVEIRA, seguiu em outro carro. No local, GUTTEMBERG foi fuzilado com cerca de quinze tiros. A nova versão irritou a cúpula da PMRJ.

Mais de 14 mil militares tomaram hoje o controle das cidades mais afetadas pelo terremoto que abalou o sul do CHILE na madrugada de sábado, para conter a onda de saques. Mas a prefeita de CONCEPCIÓN, JACQUELINE VAN RYSELBERGHER, disse que a situação se acalmou graças à organização dos moradores, que montaram barricadas e se armaram para conter os saques. Hoje, o governo elevou a 796 o número de mortos no tremor.
A distribuição de alimentos para a população afetada pelo terremoto tem sido lenta, o que, segundo alguns moradores, explica a onda de saques a supermercados de vítimas desesperadas. “Provavelmente as pessoas sempre sentirão que as coisas poderiam ter sido feitas de um modo melhor”, disse hoje a presidente MICHELLE BACHELET. “Mas a verdade é que, dada a extensão (do tremor) tudo que se fizer será insuficiente.”
Além da falta de alimentos, água, abrigo e energia elétrica, um outro problema tem preocupado os sobreviventes – a falta de comunicação com seus parentes em outras regiões do CHILE e no exterior.

O drama de 30 brasileiros que enfrentaram o terremoto no CHILE chegou ao fim às 2:25 horas quando eles desembarcaram na base da Força Aérea Brasileira (FAB), em GUARULHOS. Alguns deles desceram do avião reserva da Presidência da República e já correram para abraçar os parentes, que os aguardavam ansiosos no local desde às 21 horas de ontem.

A forte tempestade que desde segunda-feira, dia 1º, castiga UGANDA, no centro da ÁFRICA, deixou pelo menos 70 mortos e 250 desaparecidos, além de um rastro de destruição na região de BUDUDA, 275 km a leste da capital de UGANDA, KAMPALA. Moradores relataram que rios de lama desceram das encostas das montanhas varrendo casas e lojas, além de uma escola e uma igreja de três aldeias da região. Hoje, o governo ugandense ordenou que as Forças Armadas participem dos resgates às vítimas.
“Muitas pessoas, incluindo mais de 50 estudantes, estão mortas ou desaparecidas”, disse o ministro do Interior, MUSA ECWERU. “O governo está fazendo o possível para resgatar os sobreviventes e o presidente YOWERI MUSEVENI já ordenou que os militares se integrem às operações.”

A secretária americana de Estado, HILLARY CLINTON, desembarcou hoje em BRASÍLIA, após passar pelo URUGUAI, ARGENTINA e CHILE. A número 1 da diplomacia de WASHINGTON não participaria de encontros oficiais na noite de hoje e apenas se reuniria com o embaixador americano no BRASIL, THOMAS SHANNON. Amanhã, HILLARY se encontrará com o presidente LULA e com o chanceler CELSO AMORIM.
Na reunião com AMORIM serão assinados acordos nas áreas de mudança climática, políticas de gênero e cooperação. HILLARY ainda virá amanhã a SÃO PAULO, onde participará de um debate na Universidade ZUMBI DOS PALMARES.

Em 1º turno, Câmara aprova piso para bombeiros e policiais
02 de março de 2010 • 22h38 • atualizado às 23h06
Notícia
Policiais acompanharam votação da PEC no Plenário da Câmara
Claudia Andrade
Direto de Brasília
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição (PEC) do Senado, com 393 votos e 2 abstenções, que define um piso salarial de R$ 3,5 mil para policiais e bombeiros. O valor deverá ficar em vigor até a instituição do piso por lei federal. Os deputados precisam ainda votar os destaques apresentados ao texto, mas isso ocorrerá a partir de amanhã.
De acordo com a proposta, caberá à União a complementação dos valores aos Estados. A implementação do novo piso deverá ser gradual, seguindo a prioridade estabelecida pelo Executivo. De qualquer forma, o novo valor deverá ser pago em até 180 dias.
A proposta chegou a prever que o piso seguisse os valores pagos aos policiais do Distrito Federal, onde a remuneração média para 1º soldado é de R$ 4.129,73.
Após o anúncio da aprovação, policiais e bombeiros, que estavam nas galerias do Plenário, comemoraram a decisão.
Manifestação
Ao longo do dia, manifestações de policiais favoráveis à proposta prejudicaram o trânsito na Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes também lotaram a galeria do Plenário da Câmara.
Durante a discussão da matéria, o deputado Paulo Delgado (PT-MG), falou sobre a situação: "Nós podemos votar o que nós quisermos, mas não podemos votar sitiados", disse, afirmando a dificuldade de circulação dos parlamentares.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), pediu que qualquer interrupção no trânsito fosse encerrada. "A tarefa dos senhores é defender a ordem pública, não o contrário."

2 011      :         -          QUARTA-FEIRA
Uma manhã confusa. SERGIO NASCIMENTO começa a reforma do telhado dos cômodos construídos em cima da laje de nossa casa. MARLENE precisa organizar o local onde vai ficar o seu cachorro BOB e os seus quatorze gatos. Sou obrigado a pagar metade do preço da empreitada acertada com SÉRGIO, num total de R$2.750,00. Essa dívida irá causar problemas na hora de começar a pagar as prestações para o banco. Sou obrigado a levar todos os papéis de meu quarto para o escritório. Brevemente será a vez do computador, da televisão e da cama. Enfim, durante 20 ou 30 dias mudarei completamente a rotina de meus apontamentos no computador e das leituras de jornais. Isso já se faz sentir hoje, quando se iniciam os trabalhos dos pedreiros. Para atrapalhar ainda mais a situação cai um chuvisqueiro renitente. Isso deverá exercer uma influencia negativa para a equipe do empreiteiro. Com toda essa atribulação na cabeça vou para a cidade de São Paulo, enfrentando um trânsito muito ruim.
Na Sociedade a MARINEI está desconsolada com o banco SANTANDER. Ainda não foi liberado o programa para a implantação do boleto. Com isso o primeiro trimestre vai transcorrendo sem entrar o dinheiro correspondente a esses meses. Isso é algo muito desagradável.
OLIVEIRA não vai bem de saúde. Na hora do almoço reclama dos problemas criados por uma filha que largou o marido e jogou duas crianças para ele criar, como sendo o avô. Isso é algo muito complicado e que o coitado não encontra saída. Com isso sua saúde sofre alteração.
Atendo o CAPITÃO PM DANIEL RODRIGUES PRADO, oficial de ligação da Academia de Polícia do Barro Branco junto ao núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”. Vem conversar comigo para expor o seu programa de atividades para este ano. A primeira delas é uma palestra sobre a revolução de 32, a ser realizada pelos alunos-oficiais do núcleo aos alunos-oficiais do 1º Ano do Curso de Formação de Oficiais. Está marcada para dia 14 de março, às 19:30 horas, no salão nobre da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Durante a tarde toda trocamos idéias e planejamos eventos para 2011. Depois de sua partida ainda vou conversar com o TENENTE PM RENATO FONSECA DE CAMARGO, do Centro Odontológico. Trata-se de um assunto particular.
Muito desagradável o retorno para GUARULHOS. Fico no interior do ônibus quase duas horas. A VIA DUTRA está totalmente congestionada. Não sei o motivo.
Em casa LUCINDA e MARLENE contam como foi o trabalho dos pedreiros no primeiro dia da reforma do telhado. Amanhã deverei tirar do quarto o computador, a televisão e a cama. Tudo isso acarretará algumas dificuldades nas minhas atividades normais.   

TAÇA LIBERTADORES – SANTOS x CERRO PORTEÑO. Tudo bem. O futebol não era brilhante, mas contava o resultado. Em se tratando de LIBERTADORES, mais ainda. O SANTOS vencia os paraguaios do CERRO PORTEÑO e assumia a liderança do Grupo 5. Até que, aos 47 minutos do segundo tempo, EDU DRACENA cometeu pênalti estúpido sobre BAREIRO. O empate em 1 a 1 fez com que o PEIXE ficasse com dois pontos e ainda sem vitórias na competição. Desta vez, nem dá para culpar o técnico ADILSON BATISTA, demitido no último domingo, dia 27 de fevereiro. O desempenho das duas equipes foi pobre. Com três atacantes, o alvinegro tentava atuar em velocidade. Só tentava. NEYMAR era bem vigiado.

A CBF confirmou hoje a data da despedida oficial do atacante RONALDO da seleção brasileira. A festa para o FENÔMENO será no dia 7 de junho, num amistoso contra a ROMÊNIA, no PACAEMBU. Antes, o BRASIL ainda vai pegar a HOLANDA, em GOIÂNIA, no dia 4 de junho, e a ESCÓCIA, no próximo dia 27 de março, em LONDRES. Para esta partida, o técnico MANO MENEZES fará a convocação dos jogadores amanhã, no RIO DE JANEIRO.

Um professor de 46 anos que não quis ter seu nomes divulgado, de uma escola estadual de ITAQUAQUECETUBA, na GRANDE SÃO PAULO, ajudou a engrossar as estatísticas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Segundo a entidade, cerca de 80% dos professores da rede pública já foram vítimas de algum tipo de agressão física no exercício da profissão. Ele sofreu várias ameaças e, na última segunda-feira, dia 28 de fevereiro, a violência se consumou pelas mãos de um aluno do ensino médio que o atingiu com um soco na cara, depois de ser impedido de entrar atrasado na sala de aula.

A Justiça determinou hoje a prisão temporária por 30 dias de LUCIENE REIS SANTANA, de 24 anos, acusada de assassinar a menina LAVÍNIA AZEREDO DE OLIVEIRA, de 6 anos, no dia 28 de fevereiro. Amante do pai da criança, LUCIENE confessou o crime em depoimento na delegacia. Também no início da tarde, a polícia divulgou imagens gravadas pelo circuito interno de segurança de um ônibus em que a menina estava com a amante do pai, no dia 28 de fevereiro. Elas entraram no ônibus às 6:25 horas e desceram às 6:50 horas. LUCIENE foi presa pela manhã, no JARDIM GRAMACHO, onde receberia dois mil reais para entregar a menina. O encontro foi uma emboscada planejada pela polícia com o auxílio do pai de LAVÍNIA, RONY DOS SANTOS OLIVEIRA.

Foi preso o motorista RICARDO NEIS, de 47 anos, que atropelou vários ciclistas em PORTO ALEGRE, na sexta-feira, dia 25 de fevereiro. Ele teve prisão preventiva decretada pela Justiça, a pedido do Ministério Público. A polícia informou que NEIS será indiciado por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e que não permitiu a defesa das vítimas. NEIS é funcionário do Banco Central e recebeu voz de prisão no hospital onde se internou. Os advogados dele tentam um hábeas corpus.

Após chegar cedo e acompanhar a primeira reunião da Comissão de Educação, o deputado do PR-SP TIRIRICA disse estar na comissão para lutar por projetos para a área da cultura e que quer contribuir nos debates com sua vivência. Indagado se usaria humor na comissão, foi taxativo: “Humor é lá fora. Vocês (imprensa) confundem o palhaço de lá, com o deputado daqui. Aqui tenho de ser sério.”

Foi lançado hoje um novo site com todas as informações oficiais mais recentes sobre o casamento real do príncipe WILLIAM com sua noiva, a plebéia KATE MIDDLETON. Segundo as autoridades reais, o site oficial www.officialroyalwedding2011.org será atualizado com detalhes sobre a cerimônia do dia 29 de abril, além de fotos e conteúdos em vídeo. 

A mansão no MORUMBI, zona oeste, do ex-dono do Banco SANTOS, EDEMAR CID FERREIRA, amanheceu vigiada por seguranças e com lacres nos acessos a alguns aposentos. As medidas foram implementadas após a Justiça determinar, na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, a substituição do fiel depositário dos bens do ex-banqueiro. CID FERREIRA foi despejado do imóvel no final de 2010.

O Carnaval 2011 começou oficialmente hoje em SÃO PAULO, com a tradicional cerimônia de entrega da chave da cidade para o REI MOMO e sua Corte. Como não podia deixar de ser, a festa aconteceu no Sambódromo, em SANTANA, na zona norte, onde, a partir de 4 de março, as escolas de samba da cidade fazem suas apresentações. Além do REI MOMO, HENRIQUE DE MOURA JÚNIOR, o TONELADA, da ROSAS DE OURO, compõem o grupo a Rainha LUANA CAMPOS, da escola gay ARCO-IRIS; a 1ª princesa ELAINE DE ABREU, também da ROSAS; a princesa CLÁUDIA ELAINE MORAES, da MOCIDADE ALEGRE; o cidadão-samba MESTRE GABI, da CAMISA VERDE E BRANCO; e a cidadã-samba MALU, outra integrante da MOCIDADE ALEGRE.

Cinco traficantes morreram, nove foram presos e um policial ficou ferido por estilhaços na perna, hoje, durante uma operação do BOPE na Favela do JACAREZINHO, no RIO DE JANEIRO. Dez motocicletas roubadas foram recuperadas, além de armas e drogas. Os policiais também encontraram uma central de TV a cabo clandestina.   

A Assembléia Geral da ONU decidiu hoje, por consenso, suspender a LÍBIA do Conselho de Direitos Humanos das NAÇÕES UNIDAS, por cometer “sistemáticas violações dos direitos humanos”. A instituição também manifestou “profunda preocupação” com a situação dos direitos humanos no país do Norte da ÁFRICA. A resolução foi adotada pelos países-membros por maioria de dois terços dos votos. A suspensão foi apoiada por países árabes e africanos. O embaixador da VENEZUELA, por sua vez, expressou ressalvas contra o voto. A embaixadora americana, SUSAN RICE, disse que “as pessoas que apontam armas para seu próprio povo não têm espaço no Conselho de Direitos Humanos”. Hoje, o líder líbio MUAMAR KADAFI deslocou militares para fronteira Oeste do país, onde há resistência de opositores, que já tomaram a maior parte do leste do país.

2 DE MARÇO DE 2012       :       -      SEXTA-FEIRA
Uma manhã de muito trabalho no computador. O THIAGO DE MORAES manda-me uma comunicação, por e-mail, de como foi a sua reunião com MARKUS RUNK e CAMILA GIUDICE, ontem à noite. Há certos desencontros que precisam ser sanados.
Nobre e Ilustre Amigo Cel.Ventura,
A reunião de hoje terminou exatamente as 11h02m. Presentes Eu, minha irmã Carla, o Markus e a Camila no Shopping Paulista, tendo inicio as 20h15m. Foi observada a importância de falarmos uma só língua em todos os sentidos. Cumpre-me informar a diplomacia mantida em todos os momentos. Fui enfático quanto a Presidência da COFAM , a importância de um LOGO e ESTANDARTE para o desfile de 9 de Julho, além da identidade nas vestimentas dos familiares. Frise-se e reprise-se. Ressaltei a importância de manter o Nobre Amigo PRESIDENTE sempre informado de TUDO, assim como a Sra. Marinei Chalub. Afinal o email oficial da Sociedade é mmdc.32@terra.com.br
No mais, a intenção da dupla dinâmica da comunicação é muito boa e através do Markus , requisitei que fosse esplanada ao Ilustre Amigo e com detalhes muito provável no dia 06/03, alias interligar a Sociedade com núcleos e todas a redes sociais é uma ótima ideia. Como a criação de um site com hospedagem e domínio. Disse ele ter o projeto a apresentar sobre a INTERNET. Logo, vamos aguardar. A Camila mostrou preocupações com a Marinei no sentido de ela estar muito atarefada e com problemas pessoais. Todavia, ilustrei a importância dela estar ciente das solenidades e assuntos administrativos da Sociedade. Reforcei a EXTREMA importância de MOBILIZAR por nossas VIUVAS e a "esmola" que recebem do GOVERNO. A luta por elas é minha bandeira. Conte comigo Cel. Ventura. Informei que estava chegando na Sociedade com intenções de ajudar e não MANDAR ou no "achismo" dos "cargos" e funções ter posse e controle. Sequer ser intrometido! Sincero, demonstrei minhas preocupações com as demandas da Sociedade e com as atividades da COFAM - MMDC. E o controle permanente que necessitamos manter. Disse ao casal que eles são muito queridos e elogiados. Pacificando a situação nobre amigo.
Que o 32 em Movimento é um sucesso. Ratifiquei a importância dos núcleos estarem aditados no Estatuto , bem como seguir as regras como de certa forma ser "filiais" da Sociedade e não caminhar por conta própria sem o DE ACORDO do Presidente. O CORACÃO da Sociedade esta na Rua Anita Garibaldi, 25. Exemplifiquei que o Conselho Fiscal deve estar ciente, comunicado através do Presidente, de toda e quaisquer verbas publicas e ou privadas e as cautelas de praxe e/ou prevenção, afim de evitar transtornos maiores. Frisei que trata-se de falsidade ideológica entre outros crimes representar, falar, contratar e etc em nome da Sociedade ou Presidente sem procuração e/ou autorização expressa. Como exemplo o caso do Arthur. Sabe nobre amigo, posso estar enganado, mas eles talvez não estejam com más intenções. Houve um ciúmes a priori, mas creio que "sanado". Pedi ao Markus que converse com o Presidente SEMPRE da Sociedade (CEL. VENTURA) antes de quaisquer medidas , mesmo que bem intencionadas, pois as consequências de atitudes unilaterais são despóticas e não simpáticas. Ele e a Camila demonstraram um carinho grande pelo nobre amigo. Por isso, peço uma chance de explicação. Expliquei das obras de contenção de chuvas. Bom meu amigo foi boa a conversa de hoje, vamos aguardar os frutos ?
Cordialmente,
Thiago de Moraes
CARÍSSIMO THIAGO
Você demonstrou ponderação e argumentos irrefutáveis. Muito obrigado pela importante colaboração. Não sei se falei que hoje estaríamos no Monumento Mausoléu dando uma entrevista para a TV BANDEIRANTES às 11 horas. De última hora a entrevista foi adiada para 15 horas. Estamos realmente assoberbados de problemas, mas, na medida do possível, resolveremos tudo a tempo certo.
Nobre Amigo Cel. Ventura,
Conte comigo sempre. Quando o problema bater a portar da Sociedade , lembre-se que tens não um ASSOCIADO , mas um Grande AMIGO! Isso serve para Sra. Marinei, digo caríssima Marinei, que também tenho muita consideração.
Afinal, para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
A forma que fui recebido foi grandiosa. E o carinho recíproco. Mesmo com as inúmeras lutas que a Marinei enfrenta no momento. Ela está sempre com um sorriso e pronta para ajudar.
O carinho com que ela guarda a placa do meu vovô e do Major Olímpio. Quando estou com alguma duvida ela esclarece e vai atrás. Isso é amar o que faz! Digo que a Sociedade não seria nada sem o nobre Amigo Cel.Ventura e a caríssima e prestimosa Marinei. V.Senhorias são a alma do MMDC! E fico muito feliz por contar com pessoas tão integras.
Quando questionei sobre pregar as placas do meu vovô e do Dr. Bellochi ela rapidamente se prontificou sem duvidas e disse: "...fique tranquilo Thiago , meu marido vai pregar..." e mais no sábado do dia 19/05 estarei presente com minha família. Oras, ela é especial.
Meu carinho especial e cordial,
Thiago de Moraes

Não tenho muito tempo para trabalhar na Sociedade nesta tarde. Telefono para a Diretora de Comunicação Social para saber detalhes da reunião de ontem à noite com o THIAGO DE MORAES. Embora tenha recebido a mensagem do THIAGO há ainda na minha cabeça algo que me diz que CAMILA e MARKUS não estão em sintonia com a Diretoria Executiva da Sociedade. Realmente há uma certa mágoa com respeito a tudo isso. Somente que ainda não entendi porque relutam em cumprir ordens do Presidente. Muita coisa somente com o transcorrer dos dias futuros é que irá nos seus devidos lugares.
Antes, bem antes das 15 horas, conforme ficou combinado com a TV BANDEIRANTES, já estou no Monumento Mausoléu. A PM ANA está de serviço e aguardava a chegada da equipe de TV para 11 horas. Antes das 15 horas chega o senhor JÚLIO DARVAS, nosso presidente da Comissão de EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO. Ele acompanhará todo o desenrolar dos acontecimentos desta tarde nesse lugar sagrado dos heróis de 32. OCTÁVIO MESQUITA, SHEILA e seus auxiliares chegam depois das 15 horas. A reportagem tem dois pontos distintos: o esclarecimento da história a respeito da Revolução de 32 e as mazelas em que se encontra o Monumento Mausoléu, com manchas de ferrugem, urnas com as cinzas em situação precária e a pilha de capacetes que estão se deteriorando numa das salas do Monumento. Talvez uma reportagem bem feita sirva como libelo para que se processe o restauro desse marco histórico de São Paulo, abandonado pelo poder do Estado. Muitas fotografias são tiradas no interior do Monumento e servirão para ilustrar a reportagem do OCTAVIO MESQUITA.
Cai violenta pancada d´água durante essa entrevista. Um carro da TV BANDEIRANTES transporta o senhor JÚLIO e eu até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Permaneço até tarde cuidando da papelada existente em minha mesa.
Um telefonema para casa é feito. LUCINDA conta que estão trocando uma torneira da pia da cozinha. Durante meses essa torneira vinha apresentando defeito e os pingos de água foram aumentando nos últimos meses. Passou a ser algo irritante. LUCINDA comprou ontem uma torneira nova e hoje está sendo sanada essa dor de cabeça. 

Leio no Diário Oficial desta sexta-feira que passa para a reserva o CORONEL PM LUIZ HUMBERTO NAVARRO, Comandante do Corpo de Bombeiros. Ele nasceu em 10 de maio de 1960. Entrou na PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 25 de agosto de 1991. Não tenho a data em que foi promovido a MAJOR. Sua promoção a TENENTE-CORONEL é de 24 de maio de 2006. Foi promovido a CORONEL em 29 de março de 2008.

Uma ciclista de 33 anos morreu hoje cedo, perto do cruzamento da Avenida PAULISTA com a Rua PAMPLONA. Para desviar de um ônibus que fazia uma ultrapassagem, ela se desequilibrou, caiu e acabou atropelada e morta por outro coletivo. A bióloga JULIANA DIAS era pesquisadora do Hospital SÍRIO LIBANÊS e ia da VILA MARIANA para o trabalho. O caso ocorreu a poucos metros do local onde a massagista MÁRCIA PRADO foi atropelada e morta por um ônibus, em 2009. JULIANA era cicloativista e saía com grupos para plantar árvores. O acidente interditou duas faixas da PAULISTA das 9:30 horas às 12:50 horas, no sentido CONSOLAÇÃO. À noite, cicloativistas fizeram um protesto na PAULISTA. JULIANA trafegava pela segunda faixa, enquanto um ônibus ocupava a faixa preferencial. Outro coletivo tentou uma ultrapassagem e foi até a terceira faixa. Testemunhas relataram que JULIANA se desequilibrou nesse momento, após tirar uma das mãos do guidão e gesticular contra o motorista de ônibus, REGINALDO FRANCISCO DOS SANTOS, de 36 anos. Ela caiu e acabou atropelada pelo coletivo dirigido por JOSÉ CARLOS LOPES, de 54 anos. LOPES já conhecia de vista a vítima, que via no mesmo trajeto há mais de um ano. Ao ver a bióloga morta, ele desmaiou. Pedestres que presenciaram o acidente ainda tentaram linchá-lo. Após prestar depoimento, LOPES foi liberado pela polícia. A delegada VICTÓRIA GUIMARÃES, do 78º DP, decidiu autuar SANTOS – que foi entregue por cicloativistas – em flagrante por homicídio culposo. Ele foi ouvido à noite e afirmou que fez a ultrapassagem de forma correta. SANTOS pagou fiança de 1,5 mil reais e vai responder em liberdade.

Um pedaço de concreto do Viaduto BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO, que fica sobre a Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas de SÃO PAULO, desabou em cima de um táxi, na madrugada de ontem. O motorista e os quatro passageiros do veículo tiveram ferimentos leves. O viaduto havia passado por uma vistoria no fim do ano passado e não teve nenhum problema detectado, segundo a prefeitura. O acidente aconteceu por volta de 1 hora, quando o taxista CRISTIAN MARTINS GOMES passava pela 23 de maio, na altura da Rua SANTO AMARO, com os passageiros VICENTE, FARLEY, THIAGO e EDNARDO – eles registraram um boletim de ocorrência no 8º Distrito Policial (BRÁS/BELÉM). O pedaço de concreto atingiu o para-brisa do carro, um ASTRA. Todos, com exceção de THIAGO, foram levados para o Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA e liberados em seguida.

Policiais do GATE invadiram, nesta tarde, a casa onde um homem manteve a mãe e os filhos reféns no GRAJAÚ, zona sul de SÃO PAULO. As vítimas foram libertadas e o suspeito, detido. O cárcere começou de manhã, quando o homem – não identificado pela polícia – esfaqueou e tentou estrangular sua mulher. Ela foi levada ao Hospital BALNEÁRIO SÃO JOSÉ, que não divulgou seu estado de saúde. Com a chegada da polícia, às 12 horas, o suspeito fez a mãe e os dois filhos reféns. Às 12:45 horas, as duas crianças foram liberadas. Duas horas depois, o GATE invadiu a casa, libertou a mãe do suspeito e o prendeu, de acordo com o TENENTE PM FELIPE ANDRADE. A mulher, aparentemente sem ferimentos graves, foi atendida pelo SAMU.

Após beber com amigos na noite de ontem, o auxiliar de farmácia GUILHERME FERNANDO DOS SANTOS, de 20 anos, teve um acesso de fúria e atacou pessoas que passavam na frente do SHOPPING IBIRAPUERA, na avenida homônima da zona sul. Uma mulher agredida caiu na via e quase foi atropelada. SANTOS disse à polícia que bebia com amigos perto do Hospital ALVORADA, onde trabalha, quando teve um “lapso de memória”. “Ele disse que não tomou nenhum medicamento, apenas bebida alcoólica. E afirmou não se lembrar de ter saído do bar, apenas de ser preso”, afirmou o delegado RENATO TOPAM, do 27º Distrito Policial (CAMPO BELO). Por volta das 20:50 horas, o auxiliar de farmácia desceu de um ônibus na frente do shopping e tentou agredir duas pessoas a socos, além de danificar carros. Uma mulher que chegava ao ponto de ônibus foi atingida com um soco nas costas. “Com o impacto, ela caiu na rua. Um ônibus freou a tempo, mas quase a atropela”, disse o jornalista GILBERTP NASCIMENTO, de 53 anos, pai da vítima. Testemunhas ajudaram a mulher agredida e correram atrás de SANTOS até o Viaduto dos BANDEIRANTES, onde ele foi pego. O PM BRUNO ANDRADE afirmou que o grupo ameaçou linchar SANTOS.

Menos de 24 horas após se encontrar com o ex-presidente LULA, em SÃO BERNARDO, para discutir a rebelião na base aliada, a presidente DILMA ROUSSEFF fez apelo à união dos partidos governistas. Ela falou sobre o “fardo” de governar, chorou e destacou a importância da “coalizão forte” para dividir a tarefa e “fazer o que somos eleitos para fazer”. Instruída por LULA a cuidar mais da política para evitar levantes, DILMA usou a posse do ministro da Pesca, MARCELO CRIVELLA, para tentar amenizar a crise. Após o discurso, o presidente do PMDB, VALDIR RAUPP (RO), negou que o manifesto de peemedebistas contra o PT, divulgado na véspera, signifique ruptura com DILMA.

A decisão da presidente DILMA ROUSSEFF de punir militares da reserva que criticaram ministras do governo por serem favoráveis à revogação da LEI DA ANISTIA piorou o clima na caserna e aumentou o número de adesões ao manifesto ALERTA À NAÇÃO – ELES QUE VENHAM, POR AQUI NÃO PASSARÃO. DILMA tomou a decisão de puni-los depois que os militares a criticaram publicamente por não censurar as ministras MARIA DO ROSÁRIO (Direitos Humanos) e ELEONORA MENICUCCI (Secretaria de Políticas para as Mulheres). Inicialmente, o manifesto tinha 98 assinaturas. Na manhã de quinta-feira, dia 1º de março, após terem tomado conhecimento da decisão de puni-los, o número subiu para 235 e no início da tarde de hoje chegou a 386 adesões, entre eles 42 oficiais generais, sendo dois deles ex-ministros do Superior Tribunal Militar. A presidente já havia se irritado com o manifesto dos Clubes Militares, lançado às vésperas do carnaval, e depois retirado do site, e ficou mais irritada ainda com esse novo documento, no qual eles reiteram as críticas e ainda dizem não reconhecer a autoridade do ministro da Defesa, CELSO AMORIM, de intervir no CLUBE MILITAR. A presença de ex-ministros do STM adiciona um ingrediente político à lista, não só pelo posto que ocuparam, mas também porque, como ex-integrantes da Corte Militar, eles têm pleno conhecimento de como seus pares julgam nesse caso. O Ministério da Defesa e os comandos militares ainda estão discutindo com que base legal os militares podem ser punidos. Várias reuniões foram convocadas nos últimos dias para discutir o assunto. Mas há divergências de como aplicar as punições. A Defesa entende que houve “ofensa à autoridade da cadeia de comando”, incluindo aí a presidente DILMA e o ministro. Para AMORIM, os militares não estão emitindo opiniões na nota, mas sim atacando e criticando seus superiores hierárquicos, em um claro desrespeito ao Estatuto do Militar. Só que, nos comandos, há diferentes pontos de vista sobre a Lei 7.524, de 17 de julho de 1986, assinada pelo ex-presidente JOSÉ SARNEY, que diz que os militares da reserva podem se manifestar politicamente e não estão sujeitos a reprimendas. No artigo 1º da lei está escrito que “respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público”. Essa zona cinzenta entre as leis, de acordo com militares, poderá levar os comandantes a serem processados por danos morais e abuso de autoridade, quando aplicarem a punição de repreensão, determinada por DILMA. Nos comandos, há a preocupação, ainda, com o fato de que a lista de adeptos do manifesto só cresce, o que faria com que esse tema virasse uma bola de neve Há quem ache que o assunto precisasse ser resolvido de uma outra forma, a partir de uma conversa da presidente com os militares, para que fosse costurada uma saída política. O Planalto, no entanto, descarta essa possibilidade. Até agora nenhum militar da ativa assinou o documento. Se isso ocorrer, a punição será imediata e poderá chegar a detenção do “insubordinado”.

Um dos pontos de tensão que inquietam militares da reserva com relação à COMISSÃO DA VERDADE, criada no ano passado para apurar violações de direitos humanos durante a ditadura militar, é a sua eventual composição. Oficiais das Forças Armadas aposentados – alguns veteranos das ações de repressão à guerrilha – preocupam-se com a possível nomeação apenas de pessoas ligadas ao “outro lado” ou que não sejam neutras em relação aos episódios. Nos últimos dois dias, dirigentes dos clubes militares, porta-vozes dessas preocupações, movimentaram-se para tentar acalmar os militares e se dissociar da radicalização de posições. “A Comissão já foi aprovada pelo Congresso, o problema é a designação de seus membros, para que haja elementos dos dois lados”, disse ao ESTADO o presidente do CLUBE NAVAL, VICE-ALMIRANTE da reserva RICARDO ANTÔNIO DA VEIGA CABRAL. “A verdade não tem de ser só de um lado. O que a gente espera é que haja equilíbrio.” Ele afirmou que o movimento dos clubes “não é como a greve do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da BAHIA”. “A coisa é um problema mais ético que financeiro”, destacou. O militar ressaltou que o CLUBE NAVAL não teve participação no manifesto ALERTA À NAÇAO – ELES QUE VENHAM POR AQUI NÃO PASSARÃO, que recebeu mais de 230 assinaturas de apoio até hoje, mas criticou a reação do governo de repreender os militares signatários do manifesto. “O sujeito não pode falar o que quer? Está na reserva, não tem mais compromissos na Força. A não ser que fosse algum desrespeito à presidente. O debate é livre. Estamos em uma democracia.” Ex-presidente do CLUBE MILITAR, o GENERAL DA RESERVA GILBERTO FIGUEIREDO ressaltou que não poderia falar em nome da entidade, mas também se mostrou preocupado com a comissão. “Essa comissão é desnecessária. O que tem de fazer é abrir arquivos para historiadores, que têm de fazer as versões”, defendeu. “O que preocupa é o possível facciosismo. Tem de apurar o que aconteceu dos dois lados. Ontem, o CLUBE NAVAL divulgou em seu site nota afirmando que o documento assinado pelos três Clubes de oficiais das Forças Armadas – que recebeu mais de 230 assinaturas – não havia sido aprovado para divulgação. O ALMIRANTE CABRAL afirmou ao ESTADO que nem o CLUBE NAVAL, nem o CLUBE DA AERONÁUTICA aprovaram o manifesto. Depois que o CLUBE MILITAR colocou o texto em seu site, o governo reagiu e o obrigou a publicar uma nota de retratação, que ficou menos de meia hora no ar. Outros militares, porém, contestaram a versão da Marinha. Houve quem falasse que a divulgação fora aprovada e quem afirmasse que houve um mal-entendido. O ESTADO apurou que o presidente do CLUBE MILITAR, GENERAL RENATO CÉSAR TIBAU DA COSTA, divulgou nova nota aos associados afirmando que o primeiro manifesto já cumprira sua função e pregando a pacificação dos ânimos.      

Ainda com o foco nas questões nacionais, o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, afirmou hoje que o governo da presidente DILMA ROUSSEFF ainda não “deslanchou” e avaliou que o rumo da atual administração federal é incerto. Ao se apresentar como pré-candidato à Prefeitura na quarta-feira, dia 29 de fevereiro, SERRA afirmou que o sonho de disputar a Presidência da República em 2014 está “adormecido”, mas deu demonstrações de que não abandonou o projeto político. Em entrevista na madrugada ao JORNAL DA NOITE, da TV BANDEIRANTES, SERRA admitiu que em uma campanha municipal o eleitor quer discutir problemas municipais, mas ponderou que, caso o quadro nacional seja abordado na disputa municipal, estará pronto para discuti-lo.

Depois de negociar uma união com o PT para as eleições municipais de SÂO PAULO e se ver obrigado a recuar em direção ao tucano JOSÉ SERRA, o prefeito GILBERTO KASSAB definiu hoje a provável aliança de seu partido com o PSDB na capital como “difícil” e “desconfortável”. O prefeito reagiu a correligionários irritados com a aproximação entre os dois partidos e alegou que a parceria se dá apenas em torno do nome de SERRA. A senadora KÁTIA ABREU, que é 1ª vice-presidente da sigla, disse que os tucanos agem como “inimigos” por contestarem a reivindicação do PSD na Justiça Eleitoral por mais tempo de TV nas eleições. Segundo o prefeito, SERRA integra um grupo de tucanos que não se opuseram à criação de seu partido, citando também os governadores MARCONI PERILLO (GO) e BETO RICHA (PR). Ele acrescenta que o foco das negociações por alianças é local. “As eleições são municipais”.

O governo iraniano anunciou comparecimento de 64,6% - 31 milhões de eleitores – nas eleições parlamentares de hoje. O índice supera o da última eleição parlamentar, em 2008, que foi de 61%. Não é possível confirmar o dado de forma independente. Em TEERÃ, o comparecimento foi visivelmente pequeno. A presença de eleitores tornou-se questão de honra para o regime depois que a oposição banida, convocou seus partidários a um boicote.

Depois de ocupar o bairro de BABA AMR, em HOMS, o regime de BASHAR ASSAD fechou o distrito a observadores internacionais e barrou entrada do Comitê Internacional da CRUZ VERMELHA na região. A ditadura Síria foi acusada de remover as evidências de um massacre contra a população civil. Líderes da ONU e da UNIÃO EUROPÉIA disseram que ASSAD terá de responder por seus crimes. Hoje, 75 pessoas morreram no país. Há dois dias, a 4ª Divisão do Exército Sírio, comandada pelo irmão de ASSAD, liderou a tomada com 7 mil homens e artilharia pesada, que incluía morteiros. Os rebeldes abandonaram a área. As autoridades sírias, porém, garantiram que entregaram à CRUZ VERMELHA os corpos desenterrados dos dois jornalistas ocidentais mortos no dia 22 de fevereiro, MARIE COLVIN e REMI OCHLIK. Os dois corpos foram levados hoje para DAMASCO.

Dois jornalistas franceses retidos em HOMS em meio aos ataques das forças de BASHAR ASSAD, EDITH BOUVIER e WILLIAM DANIELS, chegaram hoje à noite à FRANÇA, depois de nove dias encurralados no bairro insurgente de BABA AMR. Os dois conseguiram fugir para BEIRUTE, no LÍBANO, na quinta-feira, dia 1º de março, com a ajuda de rebeldes. De lá, o governo francês os levou de volta a PARIS. Enquanto a repórter foi levada diretamente a um hospital da capital francesa, o fotógrafo fez um breve relato do que viu. Em homenagem aos insurgentes, afirmou: “São heróis que estão sendo massacrados”. O drama dos dois franceses teve início em 22 de fevereiro, quando as Forças Armadas intensificaram a ofensiva militar realizada contra o bairro de BABA AMR. Nesse dia, o prédio em que os jornalistas trabalhavam sem autorização do governo na cidade, foi bombardeado. No ataque, morreram o fotógrafo francês RÉMI OCHLIK e a repórter britânica MARIE COLVIN. EDITH teve fratura dupla em um dos fêmures. Insensível aos apelos da comunidade internacional, o governo não atendeu os pedidos de abertura de um corredor humanitário para o resgate dos profissionais. EDITH chegou a gravar um depoimento divulgado pela Internet, no qual pedia intermediação externa para deixar o país. Na noite de domingo, uma operação foi organizada por rebeldes para retirar os jornalistas de HOMS. Estavam no comboio EDITH, o repórter britânico PAUL CONROY – ambos feridos em macas – além de DANIELS e do espanhol JAVIER ESPINOSA, do jornal EL MUNDO. Escoltado por insurgentes armados, o grupo fugiu por um túnel e seguiu uma rota de contrabando de 30 quilômetros que liga a fronteira HOMS com o LÍBANO. No caminho, minado e patrulhado por tropas de ASSAD, o grupo foi atacado por atiradores de elite e teve de se dispersar. CONROY conseguiu escapar, mas pelo menos 13 rebeldes foram mortos. Dois dias depois, ESPINOSA também fugiria. As autoridades ocidentais chegaram a perder os rastros de EDITH e DANIELS – cuja libertação chegou a ser anunciada pelo presidente NICOLAS SARKOZY.

O ministro da Comunicação da VENEZUELA, ANDRÉS IZARRA, divulgou hoje em sua conta no microblog TWITTER as primeiras fotos do presidente HUGO CHÁVEZ após a cirurgia a que se submeteu em CUBA na segunda-feira. Nas imagens, o líder bolivariano aparece conversando com o ex-presidente cubano FIDEL CASTRO e caminhando ao lado de enfermeiras e do ministro da Ciência e Tecnologia, JORGE ARREAZA. Segundo ANDRES IZARRA, durante a conversa com FIDEL, da qual participou também o presidente cubano, RAÚL CASTRO, CHÁVEZ recebeu um telefonema da presidente DILMA ROUSSEFF. Ela teria desejado melhoras e pedido que o venezuelano siga rigorosamente o tratamento. Ainda de acordo com IZARRA, DILMA também transmitiu cumprimentos do ex-presidente LULA.  

2 DE MARÇO DE 2013      :      -    SÁBADO
Pela Internet mantenho correspondência com MARIANO TAGLIANETTI:
PREZADO AMIGO MARIANO
Nomeio V.S. membro da COMISSÃO DE EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO, pertencente à Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Como parte integrante dessa Comissão e face aos seus méritos demonstrados como nosso associado, autorizo V. S. a defender o modo de vida brasileiro e as tradições, ideais e interesses da PÁTRIA, em concordância com os preceitos constitucionais, intransferíveis e impostergáveis atribuídos a todos os brasileiros (LETRA "l" DO ARTIGO 5º DO TÍTULO II DO ESTATUTO SOCIAL DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC).
Conforme constou da Pauta para Discussão do CONSELHO SUPERIOR desta Entidade a IDÉIA FORÇA que move nossas intenções, claramente de vocação cívica, não se trata apenas da preservação da memória e dos feitos da Revolução Constitucionalista e sua importância para a NAÇÃO, mas em essência de luta pela brasilidade calcada na construção da cidadania, ética, legalidade, afirmação do Pacto Federativo e contestação ao abuso contra os
desvios de poder mandatário e afrontas à carta magna.
Desejo muita felicidade ao nobre associado que tem pela frente a missão árdua, mas altamente compensadora, de lutar pela brasilidade e pelo IDEAL DE DIREITO.

EGYDIO manda-me a seguinte mensagem:
Caríssimo amigo, Comandante e Presidente Cel PM VENTURA
Começamos a toda nossa tratativa aqui em PIRACICABA visando a solenidade da entrega da Medalha MMDC marcada para o dia 11/05/2013 às 10h manhã no Auditório do Museu Prudente de Moraes.
Creio que V.Sª vem recebendo os e-mails dos meus contatos que estou enviando-lhe sempre com Cópia e, estamos obtendo sucesso quanto ao nosso objetivo, todos animados por aqui.
Já tenho confirmado entre a escolha dos meus indicados o nº de 09 (nove) sendo 05 (cinco) Oficiais PM que fazem jus ao mérito e pensei também em convidar 05 (cinco) Praças, mas gostaria que estes fossem indicados pelo Cmt do CPI-9 e/ou Cmt 10BPM-I para critério justo, mas quem sabe em outra oportunidade.
Aguardo que EDSON confirme sua lista de indicados que creio ser um nº em torno de 10 (dez) para que havendo a lista completa e confirmada eu contate a Metalúrgica Panelli que deverá ter a confecção de lotes disponíveis para o pedido a partir do dia 12/03/2013 conforme contato que mantive com o Sr. RICARDO. Então, de PIRACICABA seriam mais ou menos 18 ou 19 medalhas e mais de SÃO PEDRO que conforme JOÃO FRANCISCO AGUIAR me passou ser num total de 08 (oito).
Até o início de abril/2013 lhe enviaremos os Curriculum Vitae de todos os agraciados.
No final do ano passado V.Sª me pediu que organizasse este evento e estamos navegando e a partir de abril/2013 toda a população piracicabana será contagiada pela "febre" da RC32 e, temos planos outros para solenidade de 9 de julho e 2 de outubro em que contaremos com mais um reforço na presença em nosso efetivo do amigo de longa data Maj PM HOFF que empenhou sua palavra em nos auxiliar sobre maneira pois é aficionado pela Epopeia Paulista.
 É o que tenho no momento a informar-lhe e podemos contar com sua imprescindível participação em 11/05/2013 (não se esqueça de fazer constar em sua agenda) em que me parece já estar combinado que JOÃO FRANCISCO passará na Sede da Sociedade às 8h da manhã para dar-lhe uma carona até PIRACICABA?
Posso seguir em frente para a consecução desta memorável solenidade alusiva ao 23 de maio (Dia da Juventude Constitucionalista) cá em PIRACICABA? Ainda tenho a confiança e o aval de V.Sª neste sentido?
Enorme e respeitoso abraço e sempre atento nos contatos.
Egydio João Tisiani (NC MMDC de PIRACICABA) - Um Soldado na Causa Constitucionalista

Encaminho para o BIAJONE, EGYDIO e AGUIAR o seguinte:
CARÍSSIMOS BIAJONE, EGYDIO e AGUIAR
Esse trio deverá proporcionar em 11 de maio dois importantes eventos em PIRACICABA e SÃO PEDRO, evento esse que será marcante para a história dos Núcleos de Correspondência, um elo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC que demonstra seriedade, propósitos sadios, que desmistificaram muita coisa relacionada com a Revolução Constitucionalista de 32, alcançando, em tão pouco tempo (o primeiro núcleo foi criado em julho de 2011) patamares internacionais.
O sentido nacional do Movimento Constitucionalista foi comprovado em trabalhos científicos, pois esses trabalhos foram frutos de pesquisas aprofundadas e trabalhosas.
Os núcleos de correspondência são um orgulho para esta presidência e creio que o sucesso de todos é também fruto da união estabelecida entre os núcleos do interior.
Aguardo as listas com os nomes dos agraciados até 8 de abril. Apenas solicito a vocês que, encaminhadas as relações e os currículos dos indicados, não mais se mudem os nomes ou acrescentem outros, a fim de não dificultar a confecção dos respectivos diplomas.  

O Diário Oficial publica a transferência para a reserva do MAJOR PM Méd ANTÔNIO MIZUAKI SERA, no posto de TENENTE-CORONEL. Ele nasceu em 24 de setembro de 1959. Entrou para a PM em 9 de março de 1987 e foi promovido a 2° TENENTE Méd em 28 de fevereiro de 1987. No mesmo ano, em 15 de dezembro alcançou a promoção a 1 TENENTE. Foi promovido a CAPITÃO PM Méd em 25 de agosto de 1993. Foi promovido a MAJOR PM Méd em 24 de maio de 2008.
Também é transferido para a reserva, no posto de CORONEL PM, o TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ARMANDO ALENCAR. Nasceu em 14 de abril de 1958. Entrou para a PMESP em 6 de maio de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 24 de maio de 1988; CAPITÃO – 24 de maio de 1995; MAJOR – 25 de agosto de 2005. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL. 

Cerca de mil torcedores do FLAMENGO prestigiaram hoje, na GÁVEA, a inauguração da estátua do ídolo ZICO. A obra representa a comemoração de um gol do ex-camisa 10 contra o BOTAFOGO. O evento faz parte da comemoração pelos 60 anos do GALINHO, completados amanhã. Em seu discurso, ele agradeceu pelo presente, além de expressar sua admiração por EDUARDO BANDEIRA DE MELLO, presidente do clube. ZICO também lembrou de sua passagem conturbada como diretor executivo de futebol do FLAMENGO em 2010.

Não era o placar esperado, mas, diante das circunstâncias, a PONTE PRETA voltou de LINS, onde enfrentou o LINENSE, comemorando o empate por 0 a 0. Com o resultado, a MACACA assumiu a liderança provisória do Campeonato Paulista. O time de CAMPINAS chegou a 20 pontos, um a mais do que o SÃO PAULO, que pode retomar a ponta do estadual amanhã, quando enfrenta o PENAPOLENSE. Além do jogo de LINS, outras três partidas aconteceram hoje. O OESTE venceu o BARBARENSE por 2 a 0. O XV DE PIRACICABA empatou em casa com o MIRASSOL por 2 a 2 e o BOTAFOGO se deu bem fora de casa. Bateu o SÃO CAETANO por 1 a 0.

O ATO DA LIBERDADE, organizado pela GAVIÕES DA FIEL, com apoio de outras torcidas uniformizadas do CORINTHIANS, aconteceu hoje, em frente ao Consulado da BOLÍVIA em SÃO PAULO, na Avenida PAULISTA, de forma pacífica. O objetivo do protesto é convencer as autoridades bolivianas a soltar os doze torcedores alvinegros presos no pais, enquanto aguardam julgamento pela morte do garoto KEVIN BELTRAN ESPADA, de 14 anos, atingido por um sinalizador no jogo entre CORINTHIANS e SAN JOSÉ. Os cerca de cem manifestantes, entre eles parentes de alguns dos detidos em ORURO, alegam que o menor H.A.M., de 17anos, já se apresentou à Justiça brasileira como responsável pelo disparo do sinalizador que atingiu KEVIN. Logo, os 12 presos seriam inocentes no caso. Contudo, as autoridades bolivianas não ficaram convencidas disso, mesmo após a confissão do garoto, e seguem investigando o caso. A tendência é que os 12 sejam soltos, mas obrigados a permanecer na BOLÍVIA até o julgamento, ainda sem data para acontecer.  

ERVIN THIRSCH NETO, de 34 anos, e AILTON DE JESUS SILVA, 24, foram presos por PMs quando sacavam dinheiro da conta de duas vítimas mantidas reféns em um FOX. As vítimas foram assaltadas na VILA AUGUSTA, em GUARULHOS, e obrigadas a entregar cartões e senhas.

Atendendo a recurso da bancária ANA CAROLINA OLIVEIRA, mãe da menina ISABELLA, o desembargador MARCELO FORTES BARBOSA, da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça, proibiu a encenação da peça “EDIFÍCIO LONDON”, baseada no bárbaro crime que chocou o BRASIL em março de 2008. O espetáculo estava previsto para estrear às 23:59 horas de hoje, no ESPAÇO SATYROS, na PRAÇA ROOSEVELT. ANA CAROLINA afirma ser vítima da violação de direitos da personalidade dela e da sua filha em razão do uso, em peça teatral e em livro do mesmo nome, de fatos relacionados ao homicídio.  

Um blecaute de quase três horas no Aeroporto Internacional de BRASÍLIA, o terceiro maior do país, tirou de operação todos os pousos e decolagens de aeronaves comerciais pela manhã, provocando atrasos e cancelamentos de voos e muitos transtornos aos passageiros. A área de embarque viveu um caos com vários passageiros esperando na fila sem conseguir embarcar. No início da tarde, dos 98 voos que saíram do Aeroporto JK, 68,4% tiveram atraso e cinco tinham sido cancelados.

O nome do brasileiro DOM ODILO SCHERER começou a ganhar força como possível sucessor do papa emérito BENTO XVI no comando da Igreja Católica, de acordo com o jornal “LA STAMPA”. Segundo a reportagem, o fator idade (ele tem 63 anos) seria um dos grandes trunfos do arcebispo de SÃO PAULO. Um dos grupos que o apoiariam seria o dos americanos, que destacam a necessidade de o pontificado sair da EUROPA para que a Igreja tenha a sua força renovada.

O Movimento 5 ESTRELAS, que se tornou o maior partido político na ITÁLIA, após uma eleição sem um vencedor claro, pode apoiar a formação de um governo se houver uma mudança na lei eleitoral, se os gastos com políticos forem reduzidos e se for estabelecido um limite de dois mandatos para os deputados, disse o líder, BEPPE GRILLO. As diversas partes estão travando disputas sobre a formação de um governo, já que nem o Movimento 5 ESTRELAS (M5S, sigla em italiano) nem a coalizão de centro-esquerda do Partido Democrático (PD) de PIER LUIGI BERSANI, nem a coalizão de centro-direita de SÍLVIO BERLUSCONI (PDL), obteve o controle total do Parlamento. “Se o PD de BERSANI e o PDL de BERLUSCONI sugerem uma mudança imediata na lei eleitoral, o cancelamento de reembolso de despesas eleitorais e um máximo de dois mandatos para os membros, então é claro que eu iria apoiar um governo imediatamente”, disse GRILLO à revista alemã “FOCUS” em entrevista publicada hoje. “Mas eles não vão. Eles estão apenas blefando para ganhar tempo”, desafiou o comediante.

Os governos da SÍRIA e do IRÃ condenaram hoje o envio de assistência dos ESTADOS UNIDOS a combatentes que lutam contra o presidente BASHAR AL-ASSAD. Na quinta-feira, o governo americano anunciou uma ajuda de 60 milhões de dólares à oposição síria e o envio de assistência não letal a grupos armados. É a primeira vez que o país oferece ajuda direta aos militantes. Os ministros WALID MUALLEM, da SIRIA, e ALI AKBAR SALEHI, do IRÃ, afirmaram que o movimento dos ESTADOS UNIDOS em ajudar a oposição síria vai  prolongar o conflito.

O presidente do CHADE, IDRISS DEBY, afirmou que tropas do país africano mataram o chefe da AL-QAEDA no MAGREB islâmico na região do SAARA, ABDELHAMID ABU ZEID, em operação no norte do MALI. O governo malinês e a FRANÇA não comentaram sobre o incidente. Essa é a maior baixa entre os extremistas, que combatem desde janeiro contra tropas francesas e africanas para retomar o domínio do norte do MALI.

O vice-presidente da VENEZUELA, NICOLÁS MADURO, negou um novo tumor, agora no pulmão do presidente HUGO CHÁVEZ, mas admitiu eu o líder do país foi submetido à quimioterapia como parte dos “tratamentos complementares”. MADURO reiterou ainda que o presidente não pode falar devido a um tubo traqueal que o ajuda a respirar, mas está se comunicando por meio da escrita e outras técnicas.  

2 014     :   -   DOMINGO
Já na semana passada sinto que algumas complicações em minha saúde estão acontecendo. Hoje levanto com dores de estômago, tal como ontem, mas que podem ser coisas mais graves. Seria o caso de procurar um médico, mas procuro verificar se isso apenas não é preocupação demais de minha parte. Trabalho no computador a partir das 8:30 horas, procurando espairecer o espírito. Leio alguns e-mails na caixa eletrônica. Chama-me a atenção um artigo do ROBERTO DE ALMEIDA, que coloco em meu blog (está atingindo 821.219 leituras 

AMIGOS
Quando, há algum tempo, declarei minhas dúvidas a respeito da condenação dos implicados no chamado mensalão do PT recebi alguns comentários, de amigos que leram o que eu escrevi, não concordando com minha posição considerada "pessimista".
Nunca neguei o fato de que sou um "pessimista" com relação a atividade do governo do PT, tendo em vista o "futuro" do país. E, até hoje, não encontro "evidências" para mudar de opinião.
Num dos últimos e-mails sobre o assunto (e não foram muitos) arguí sobre as minhas dúvidas a respeito da maneira como são "escolhidos" os Ministros do STF e as possíveis consequências de como essa escolha é feita.
Baseei-me na obra do Barão de Montesquieu, "O ESPÍRITO  DAS LEIS", que foi o primeiro pensador a propor a necessidade de que os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) fossem "livres e independentes". Na época, argumentei que o modelo brasileiro (que também é utilizado em outros países inclusive os EUA) onde o "executivo" indica o candidato, a "Ministro do STF", o qual é "sabatinado" (?) e "aprovado" pelo legislativo , pode levar à distorções não previstas  por Montesquieu, principalmente, no julgamento de matérias do interesse do "executivo".
Infelizmente, considerando os comentários que recebi, deu-me a impressão que a obra do Barão não foi lida com a devida atenção. Isso não é "crime" uma vez que se trata de obra de maior interesse   para  os especialistas em Direito e para os "curiosos", como é o meu caso.
No livro oitavo (divisão usada na época) Montesquieu discute, amplamente, o "problema da corrupção"  que afetava as "monarquias" da época. (o livro foi lançado por volta de 1745). A "divisão de poderes", proposta por Montesquieu, visava combater esse "mal".. Daí, a minha crítica acima mencionada.
Tomo a liberdade de citar dois parágrafos do autor: "O princípio da Monarquia se corrompe quando as primeiras dignidades são as marcas primeiras de servidão, quando TIRAM DOS GRANDES O RESPEITO DOS POVOS E QUANDO OS TORNAM INSTRUMENTOS SERVIS DO PODER ARBITRÁRIO. ELE SE CORROMPE AINDA MAIS QUANDO A HONRA ESTÁ EM CONTRADIÇÃO COM AS HONRARIAS E QUANDO SE PODE ESTAR,  AO MESMO TEMPO, COBERTO DE INFÂMIA E DE DIGNIDADES".
E, acrescenta Montesquieu, "O princípio do governo despótico se  corrompe  incessantemente, porque ele é por sua própria natureza corrompido" ."Os outros governos perecem porque acidentes particulares violam o seu princípio: mas esse (o governo despótico) perece por seu VÍCIO INTERIOR , uma vez que causas acidentais não impedem o seu princípio de se corromper".
E alerta o autor : "A CORRUPÇÃO DE CADA GOVERNO COMEÇA SEMPRE PELA DEGRADAÇÃO DOS PRINCÍPIOS".
As vezes, a leitura dos clássicos nos faz compreender melhor o mundo atual em que vivemos.
BOA NOITE,  BOA SORTE

O Estado de S. Paulo
A chuva, que atrapalhou as sete primeiras escolas na madrugada de sábado, voltou no fim da tarde, mas não atrapalhou a noite do segundo dia de desfiles do carnaval paulistano. A felicidade deu o tom nas apresentações tanto de Pérola Negra quanto da Gaviões da Fiel. No samba-enredo "Caminhos segui, lugar encontrei... Pérola Negra, a suprema felicidade!" se destacou o sentimento em uma viagem por diversos povos, crenças e regiões, finalizando com a celebração dos 40 anos da escola. A arquibancada estava tomada por bandeiras plásticas corintianas, que já indicavam a paixão pela águia abre-alas da Gaviões, mas houve quem sambasse junto e estimulasse a rival. Segundo o presidente da Pérola, Edilson Casal, o desfile foi “uma superação”. Desde o começo da tarde, ele ficou na concentração, ajustando carros e fantasias. A partir do recuo, a escola teve de acelerar o passo para chegar a tempo – e só não estourou o tempo por um minuto. No entanto, houve problemas na evolução do segundo carro alegórico e quando o traje da porta-bandeira se desfez em alguns pontos, o que deve prejudicar a nota nesse quesito. A Pérola ainda nem havia saído da avenida quando a bateria da Fiel chegou à concentração. Dela, espontaneamente, surgiu um coro. “Vamos, vamos, Corinthians, nesta noite, teremos de ganhar.” O samba-enredo falava de outro vencedor que vestiu a camisa do Corinthians, o atacante Ronaldo. A Mocidade Alegre foi a terceira escola a desfilar no Anhembi no início deste domingo, 2, e entrou forte na avenida, com carros imponentes, fantasias luxuosas e passistas muito empolgados. A arquibancada respondeu no mesmo tom. Romance, paixão e amor foram temas abordados no desfile da Nenê de Vila Matilde. Durante todo o desfile, a escola soltou papéis coloridos para o alto e empolgou a plateia. As "paixões" que a Nenê de Vila Matilde trouxe para a avenida conseguiram manter o público animado. A escola, tradicional agremiação da zona leste, supreendeu com suas alegorias bem trabalhadas e com o enredo de canto fácil. A Águia de Ouro trouxe o enredo "A velha Bahia apresenta o centenário do poeta cancioneiro Dorival Caymmi". Com 3 mil integrantes, escola empolgou o público. Um integrante da comissão de frente passou mal. O corpo de bombeiros fez o atendimento e o levou a um hospital. A escola terminou o desfile cumprindo o tempo previsto no regulamento. Conhecida por preferir gente da comunidade para integrar a comissão de frente e boa parte dos destaques, a Império de Casa Verde tentou fazer bonito ao trazer um tema difícil para a avenida: sustentabilidade. A plateia teve dificuldade para entender as fantasias e alegorias da agremiação da zona norte, o que fez o entusiasmo da torcida ser menor. A Acadêmicos do Tatuapé encerrou na manhã deste domingo, 2, o desfile das escolas de samba de São Paulo. A agremiação trouxe, ao amanhecer, o samba-enredo sobre São Jorge. O público, já cansado, se empolgou menos, mas os integrantes mostraram energia e vontade de conquistar quem ficou até a última apresentação no sambódromo.
Carnaval pelo mundo: em Maniz, na Alemanha, carro alegórico satiriza a Copa do Mundo de 2014 e as alegações de corrupção 
Carnaval pelo mundo: Elzach, na Alemanha.
São Paulo: assim como ontem, o bloco Jegue Elétrico arrasta uma multidão pela Rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros. O bloco existe há 14 anos e é conhecido por desfilar com uma alegoria de jegue em um trio elétrico. (Celso Filho, O Estado de S. Paulo)
São Paulo: depois de fazer concentração na Praça Benedito Calixto, o bloco Bastardo segue pela Rua Henrique Schaumann. A Polícia Militar está no local para interditar a via e auxiliar motoristas que passam pelo local. Não há registro de ocorrências. Pela primeira vez em São Paulo, o bloco Bastardo segue o desfile com um pequeno trio elétrico e a banda tocando tradicionais marchinhas de carnaval. (Celso Filho, O Estado de S. Paulo)
Tradicional bloco Pacotão desfilou em Brasília neste sábado.
Brasília: foliões fantasiados de Lula e José Genoino no bloco Pacotão, tradicional pelo cunho de crítica política. Bloco tem 36 anos de história e neste ano trouxe enredo sobre os presos do mensalão.
Participando de seu segundo carnaval de Salvador à frente da banda Babado Novo - a mesma que projetou nacionalmente Claudia Leitte -, a cantora Mari Antunes desponta como nova musa da folia baiana. Após uma estreia elogiada e discreta no ano passado, a cantora apareceu neste ano com um figurino bastante ousado. Na noite de sábado, à frente do bloco Fissura, Mari causou furor com sua fantasia: um maiô vermelho com um generoso decote. Já na tarde de hoje, no Circuito Osmar, a cantora foi além e se apresentou com um maiô transparente à frente do bloco Papa. (Tiago Décimo, O Estado de S. Paulo)

Estado
O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que a Rússia deve retirar seus soldados da Ucrânia e acalmar a situação na Crimeia, e chamou os observadores internacionais para serem enviados para a região, depois de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte neste domingo(02). A Rússia deve "retirar suas forças de volta para as suas bases, e se abster de qualquer interferência em outros lugares na Ucrânia", disse Anders Fogh Rasmussen a jornalistas. "Encorajamos ambas as partes a procurar imediatamente uma solução pacífica através do diálogo bilateral". Ele acrescentou que uma ação militar contra a Ucrânia por parte das forças da Federação Russa seria uma "violação das leis internacionais" e disse que a Rússia deveria reduzir as tensões. Ele acrescentou que "nesta fase", ninguém pediu para ativar o artigo 4 do tratado da Otan, segundo o qual um aliado pode solicitar consultas quando acredita que sua integridade territorial ou segurança está ameaçada, e existe a possibilidade de uma reunião entre a Otan e a reunião. "Aliados da Otan continuam a apoiar a soberania, a independência e a integridade territorial da Ucrânia, e o direito do povo ucraniano para determinar o seu próprio futuro , sem interferência externa", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.
O Estado de S. Paulo
KIEV - A Ucrânia convocou todos os seus militares reservistas e ordenou que forças armadas fiquem prontas para o combate o mais rápido possível, disse a principal autoridade de segurança do país no domingo. Andriy Paruby, o secretário do Conselho de Segurança, que reúne os principais chefes de Segurança e de Defesa do país, disse que um pedido também havia sido feito ao Ministério das Relações Exteriores para buscar a ajuda dos Estados Unidos e do Reino Unido para garantir a segurança da Ucrânia. Soldado russo faz guarda na região da Crimeia - Reuters
Reuters
Soldado russo faz guarda na região da Crimeia
As decisões foram tomadas depois da votação da Câmara Alta do Parlamento russo, no sábado, que autorizou o presidente Vladimir Putin a enviar tropas para a Ucrânia. Ucranianos de até 40 anos de idade são considerados aptos para o serviço militar. Na região sul da Crimeia, que tem uma maioria étnica russa e abriga uma base naval russa, grupos armados tomaram o controle de edifícios e instalações-chave. As forças armadas, disse ele, vão reforçar a segurança em instalações de energia./ REUTERS
Agência Estado
Dois membros do parlamento interino da Líbia foram feridos por manifestantes que invadiram o Congresso Nacional Geral (CNG), no centro de Trípoli, neste domingo, disseram autoridades e testemunhas. O Congresso Nacional líbio, eleito após o levante armado de 2011 que derrubou o líder Muamar Kadafi, provocou a ira popular, ao estender seu mandato do início de fevereiro para até o final de dezembro. Sob pressão dos manifestantes, o Congresso, a mais alta autoridade política da Líbia, anunciou que as eleições serão antecipadas, mas ainda não definiu uma data. No domingo, dezenas de manifestantes entraram no Congresso Nacional Geral, disseram testemunhas. Os manifestantes exigiram a dissolução do Congresso e protestaram contra o "sequestro", durante a noite, de pessoas que protestavam pacificamente em frente ao prédio do parlamento. Os manifestantes que invadiram o Congresso também atacaram e "maltrataram" os deputados, disse o porta-voz do CNG, Omar Hmidan, à emissora de televisão Al-Nabaa, acrescentando que carros dos funcionários foram destruídos. Um membro do congresso afirmou que os manifestantes, em sua maioria jovens armados com facas e paus, entraram nas instalações gritando "Renuncie, renuncie". Mais cedo, manifestantes disseram que homens armados tinham arruinado um protesto pacífico que se realizava na noite de sábado (01). "Homens armados chegaram atirando para o alto e atearam fogo em uma tenda montada pelos manifestantes" na frente do Parlamento, disse Milad al-Arbi, um dos manifestantes. De acordo com eles, os homens pertenciam a uma célula de Operações dos revolucionários líbios, um ex-grupo rebelde que opera sob o comando do congresso. Em meio à violência no congresso, o chefe da comissão eleitoral da Líbia e dois dos seus membros renunciaram neste domingo, segundo informou a imprensa estatal. Nuri al-Abari, chefe da comissão, não disse por que renunciou, um dia depois da divulgação dos resultados iniciais da votação para o painel constitucional do país. A votação de fevereiro para o painel constitucional de 60 membros foi marcada pela violência. A comissão disse no sábado que apenas 47 dos assentos foram preenchidos e outros 13 ficaram vazios porque a votação tinha sido interrompida e por causa do boicote de grupos minoritários. A comissão havia dito anteriormente que cerca de meio milhão dos 1,1 milhão de eleitores do país compareceram às urnas. Os resultados da votação devem ser finalizados após um período de 12 dias de revisões. Não está claro o que o parlamento vai fazer para preencher os demais 13 assentos. A votação é crucial para a transição da Líbia para a democracia, depois do impasse político e da violência com os quais o país vem convivendo desde a queda de Muamar Kadafi. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press
2 015   :   -   SEGUNDA-FEIRA
Pretendemos realizar uma série de atividades neste mês de março, no sentido de divulgar e expandir as atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Mesmo hoje teremos mais uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial onde poderemos fazer muita coisa pelo MMDC com os integrantes do Conselho. No ano passado isso não deu certo por erros clamorosos por parte de certas pessoas da Associação Comercial e isso se pretende corrigir neste ano.  
LUCINDA conta-me que dona AMÉLIA, mãe da NORMA, avó da RENATA, obteve alta do hospital, onde ficou durante um bom tempo, desde o acidente de um ônibus com um caminhão, em começo de janeiro, na FERNÃO DIAS, em que ela sofreu fraturas em várias partes do corpo. Depois de passar o Natal e o Fim do Ano com familiares, ela estava regressando para BELO HORIZONTE. Ainda não tem condições de viajar para sua casa e é levada para a residência da NORMA.
Passo pelo CORPO MUSICAL hoje cedo. Quero confirmar o pedido da Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo do Coral da PM para abrilhantar a comemoração do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, programada para o dia 13 de março. Converso com o CAPITÃO CLÉBIO e ele me explica que não será possível atender O IHGSP porque na mesma data há o pedido do CORAL para uma solenidade em GUARULHOS, às 18 horas. A solicitação da Doutora NELLY CANDEIAS é para 16 horas.
Vou à COOPMIL buscar o comprovante para a Declaração de Bens (começa hoje). Isso é feito rapidamente. Tenho tempo também de passar pelo Instituto Histórico e Geográfico, onde dou ciência para a PATRÍCIA, auxiliar da Doutora NELLY, do problema surgido com o CORAL DA PM.
Às 15 horas, estou na Associação Comercial para a segunda reunião do ano.
Ali encontro o Subprefeito de ARICANDUVA, CARRÃO e VILA FORMOSA. Tínhamos combinado essa sua participação na reunião, a fim de entrar em contato com GAETANO BRANCATI LUIGI com relação ao Monumento do MARCO DA PAZ, que ele está idealizando para um local nobre na região afeta à sub-prefeitura citada.
QUINTINO SIMÕES PINTO conversa diretamente com o GAETANO BRANCATI LUIGI sobre esse assunto. Uma planta referente ao Monumento é fornecida ao sub-prefeito, que poderá deslanchar a construção do mesmo.
Poucas pessoas comparecem nesta reunião: FRANCISCO GIANNOCCARO, MALCOLM FOREST, OSMAR, VILMA, MIRIAM, JÁCOMO SPAMPINATO, ELOY e outras duas pessoas que não me recordo os nomes. EDIMARA DE LIMA coordena os trabalhos desta tarde.
Entre os principais assuntos discutidos está a da indicação do LUIGI para receber o Prêmio NOBEL DA PAZ. Vê-se que a divulgação de seu nome já extrapolou a própria Associação Comercial. Começa a ser de domínio das redes sociais. Em outros Estados o seu nome é citado, bem como em outros países. Torcemos muito para que ele se torne o primeiro brasileiro a ser premiado com o NOBEL DA PAZ.
O Conselho Cívico e Cultural deverá aguardar a posse de ALENCAR BURTI como presidente da Associação Comercial, substituindo ROGÉRIO AMATTO. Isso acontecerá em 23 de março, em sessão solene marcada para a Assembléia Legislativa. Os assuntos mais importantes deverão aguardar a orientação do novo presidente. Nesta tarde o nome do HELIODORO é enaltecido por todos. Ele, praticamente, é o mentor intelectual da indicação do LUIGI para o NOBEL DA PAZ. Sua persistência em torno do assunto vem desde 2008. Naquela época bem poucos acreditavam no sucesso de sua propositura. Seu nome deverá ser levado à Plenária da Associação Comercial. Deixamos o 11º andar da Entidade depois das 17 horas. Vou embarcar no Metrô SÃO BENTO, descendo na ARMÊNIA.
Em casa, o CAPITÃO PM CAPARROZ telefona e confirma a palestra de amanhã cedo no MACKENZIE para a sua tropa. LUCINDA conta que o CAPITÃO PM ALEXANDRE mandou uma viatura me buscar para ir conhecer o seu quartel, no TATUAPÉ, mas os compromissos que tive hoje no centro da cidade de São Paulo me impediram de ir até o seu Batalhão.   

Aos 84 anos de idade e mais de 60 de carreira, o cantor CAUBY PEIXOTO, conhecido pelo timbre de voz aveludado, está internado no Hospital SANTA ISABEL, no centro de SÃO PAULO. Segundo informações de pessoas próximas ao artista, CAUBY está hospitalizado há três semanas e seu estado de saúde é considerado grave. Apesar de o motivo da internação não ter sido divulgado pelo centro médico, sabe-se que CAUBY esteve no mesmo hospital em maio do ano passado. A causa, à época, também não foi dlvulgada.

Uma frase no perfil do Facebook de HUMBERTO MOURA FONSECA, 23 anos, morto após ter tomado ao menos 25 doses de vodca, no sábado, em uma festa universitária em BAURU, chamou a atenção pela coincidência macabra. O jovem, aluno do 4º ano de engenharia elétrica da UNESP, escreveu: "Melhor morrer de vodca do que de tédio". A frase é do poeta russo VLADIMIR MAIAKÓVSKI. HUMBERTO morreu após um coma alcoólico. Segundo a polícia, ele sofreu um infarto.
Natural de PASSOS (MG), FONSECA participou, durante a festa "open bar", de uma competição chamada "MARATOMA". Ganhava quem bebesse mais vodca no intervalo de 1 minuto, sem vomitar. Em um vídeo, o estudante aparece comemorando após ter ingerido um dos copos de 50 ml.
HUMBERTO, cujo apelido era LOMBADA, chegou morto ao hospital. Três outros alunos, entre eles duas meninas, também passaram mal e seguem internados.
Segundo a polícia, o evento não poderia ter ocorrido pois não havia alvará municipal nem dos bombeiros. Os organizadores do evento, GABRIEL JUNCAL PRUDENTE, 25, e LUÍS HENRIQUE SCAFI MENEGATTI, 22, foram presos e, depois, liberados pela Justiça no domingo à noite. Eles podem responder por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar). Pelo menos dez pessoas já foram ouvidas pela polícia.
"Existiam várias competições realmente, mas nunca envolvia quem bebia mais. Na verdade, esse grupo resolveu, por si só, entre eles, competir para ver quem bebia mais, sem qualquer interferência ou intervenção dos organizadores", disse o advogado dor organizadores, LUIZ CELSO DE BARROS, à TV GLOBO.

Cinco vigilantes que estavam dentro de um carro-forte foram baleados após uma emboscada na Rodovia PADRE MANOEL DA NÓBREGA, altura do município de PEDRO DE TOLEDO, na região de ITANHAÉM, no litoral sul paulista, hoje. De acordo com a Polícia Rodoviária, dois carros se aproximaram e começaram a metralhar o carro-forte, que capotou na sequência. O helicóptero ÁGUIA, da Polícia Militar, foi acionado para tentar localizar os automóveis dos criminosos, mas todos conseguiram fugir. O dinheiro, porém, não foi levado.
Segundo o DER - SP (Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo), a Rodovia PADRE MANOEL DA NÓBREGA foi totalmente bloqueada na altura do quilômetro 377, para o socorro das vítimas. Às 11:30 horas ela foi reaberta.
Os cinco vigilantes, que não tiveram os nomes divulgados, foram encaminhados para o Hospital Regional de PARIQUERA-AÇU. As vítimas não correm risco de morte, conforme boletim médico da unidade de saúde.

Um ladrão foi morto na noite de ontem, domingo, em SANTANA, após ter roubado um vendedor. A vítima ficou desesperada e foi ajudada por um casal que passava de carro, próximo ao SHOPPING TUCURUVI. Enquanto era levada para casa, a vítima reconheceu o autor do roubo no meio do caminho. O motorista, então, parou o veículo e o imobilizou, segurando-o pelas costas e pescoço. Policiais que faziam ronda pelo local viram a cena e mandaram o motorista soltar o acusado. O resgate foi acionado, mas o ladrão morreu. O motorista vai responder por homicídio culposo.

Após uma denúncia anônima, PMs encontraram, ontem à noite, dois corpos parcialmente enterrados na Rua FORTE DE SÃO BARTOLOMEU, no JARDIM NOVA CONQUISTA, VILA PRUDENTE. As vítimas tinham sinais de agressão e, como nenhum documento foi localizado junto aos corpos, elas ainda não foram identificadas. O caso foi registrado no 56º DP (VILA ALPINA).  

A oposição protocolou hoje centenas de pedidos para convocação e quebra de sigilo na CPI da PETROBRÁS da Câmara. O deputado JÚLIO DELGADO pede que o juiz SÉRGIO MORO, responsável pela OPERAÇÃO LAVA JATO, seja convidado a prestar esclarecimentos à CPI. O deputado também pede a convocação do atual presidente da estatal, ALDEMIR BENDINI, do ex-diretor internacional da PETROBRÁS, NESTOR CERVERÓ; e do lobista FERNANDO SOARES, conhecido como FERNANDO BAIANO.

Um policial de LOS ANGELES (EUA) matou hoje um morador de rua no centro da cidade. Um vídeo mostra o momento em que o homem encara os oficiais, é desarmado e imobilizado. Após uma mulher pegar um cassetete dos agentes, ela também é detida. O homem então é alvejado cinco vezes e morre no local. Os policiais atendiam a um chamado sobre um roubo.
Segundo o porta-voz JACK RICHTER, o incidente aconteceu por volta das 11:30 horas. Ele afirmou que os policiais tentaram usar anteriormente uma arma de choque, mas o suspeito resistiu. Um policial teria ficado levemente ferido. Os tiros teriam sido disparados por um oficial negro.
No vídeo, é possível ouvir um policial gritando para o homem abaixar a arma pouco antes dos tiros. A identidade do morador de rua, conhecido como "ÁFRICA", não foi revelada.
"Vai ser uma longa investigação para chegar a fundo nesta história", disse o sargento BARRY MONTGOMERY, porta-voz do órgão, sem confirmar se o homem estava armado.
O presidente da comissão policial de LOS ANGELES, STEVE SOBOROFF, assegurou que a ação dos policiais seria investigada "muito cuidadosamente". Segundo testemunhas, "ÁFRICA" sofria de problemas mentais. Uma manifestação chegou a ser convocada para a região.
No ano passado, a ação agressiva de policiais provocou a morte de homens negros no país. O mais notável deles foi o jovem MICHAEL BROWN, que estava desarmado e foi baleado em FERGUSON (MISSOURI). Meses depois, milhares de americanos protestaram após o não indiciamento de um policial que sufocou um camelô até a morte em NOVA YORK.

O ex-presidente cubano FIDEL CASTRO, 88 anos, se reuniu com os cinco espiões que voltaram para casa como heróis depois de cumprirem penas de prisão nos EUA. A reunião ocorreu no sábado e FIDEL escreveu um artigo sobre o encontro. "Os cinco heróis antiterroristas, que nunca causaram nenhum dano aos ESTADOS UNIDOS, tentavam evitar e impedir atos terroristas contra nosso povo que foram organizados pelos serviços de inteligência dos EUA", escreveu FIDEL.

A modelo ucraniana ANNA DURITSKAYA, que estava com o opositor russo BÓRIS NEMTSOV no momento em que ele foi assassinado na sexta-feira, disse não ter visto o autor dos tiros. "Não sei de onde veio o assassino. Não o vi, já que tudo ocorreu às minhas costas", afirmou a modelo. O crime aconteceu no dia 27, em frente à CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO, em MOSCOU (RÚSSIA). A modelo disse ter conseguido ver apenas que "um carro de cor clara", que fugiu.

O primeiro-ministro de ISRAEL, BENJAMIN NETANYAHU, disse hoje ao Comitê de Interesses Públicos dos EUA e ISRAEL, em WASHINGTON, que, apesar das diferenças entre os países, a aliança entre os dois aliados está mais forte do que nunca. Para ele, o acordo nuclear em negociação com o IRÃ pode ameaçar a sobrevivência de ISRAEL. O primeiro-ministro reforçou seu discurso mostrando o IRÃ como patrocinador do terrorismo, justificando assim o perigo que uma arma atômica produzida no país representaria. Amanhã, ele fala aos congressistas norte-americanos.    

2 016       :       -     QUARTA-FEIRA
LUCINDA deverá ir nesta manhã à Unidade da CRUZ AZUL, em GUARULHOS, onde deverá passar pela médica otorrinolaringologista, doutora TÂNIA AKEMI TAUCHIYA, para verificar a situação dos ouvidos. MARINEI CHALUB, com muita atenção e paciência, leva LUCINDA até o hospital, para a consulta marcada para 9:10 horas. Enquanto isso, no computador, faço a atualização do dia 2 de março para colocar o texto no meu blog.
Mais tarde, MARINEI chega por volta das 12:30 horas. Vamos trabalhar no Obelisco do IBIRAPUERA. Ela se dedica aos diplomas da Medalha MMDC que serão entregues no dia 15 de março, no evento em homenagem ao CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Mas, vários telefonemas interrompem o serviço da MARINEI. Não é nada fácil trabalhar no Obelisco. Até uma velhinha solicitando informação sobre a Pensão Especial às viúvas dos veteranos de 32 é feita. Precisa uma dose extra de paciência para se dar conta dessa situação.
Esta quarta-feira é de temperatura baixa e com muita chuva. Faço vários contatos a associados, explicando esse problema financeiro do MMDC. Hoje, já estamos novamente no vermelho. Até o SPIRANDELLI, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO mantém contato conosco. Ele está sabendo dessa triste luta da Sociedade.
Amoladíssimo com os problemas da Sociedade, sou conduzido até em casa pela MARINEI, que hoje usa o carro do WANDER, uma vez que o seu apresentou defeito logo pela manhã.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta quarta-feira (2) o recebimento parcial de uma denúncia contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelo suposto recebimento de US$ 5 milhões de propina da Petrobras. Dos 11 ministros da Corte, 6 votaram em favor da abertura da ação penal contra o deputado.
O relator do processo contra Cunha, Teori Zavascki, considerou que não há indícios de participação de Cunha e Solange nos crimes em 2006 e 2007, quando a contratação dos navios e o pagamento de propina foi acertado. Para ele, o deputado só participou do segundo momento, quando houve pressão para que Júlio Camargo retomasse os pagamentos.
Por isso, o ministro relator votou pelo acolhimento parcial da denúncia contra Cunha e Solange Almeida, apenas a partir deste segundo momento, em 2011.
Por isso, o ministro relator votou pelo acolhimento parcial da denúncia contra Cunha e Solange Almeida, apenas a partir deste segundo momento, em 2011.

O Ministério Público de São Paulo investiga suspeita de "enriquecimento indevido" do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido dos Santos, número 1 do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O inquérito foi instaurado na segunda-feira (29), depois que o UOL revelou que o secretário comprou apartamento de luxo, por um valor inferior ao de mercado, de uma construtora que tem contratos com o governo estadual.
O caso ficará a cargo do promotor de Justiça Marcelo Camargo Milani, da promotoria do patrimônio público e social da capital. Ele vai investigar "suspeitas sobre possível incompatibilidade de sua remuneração pública com a sua respectiva evolução patrimonial".
Lucas Lima/UOL
Fachada do prédio onde mora o secretário da Casa Civil do governo Alckmin, Edson Aparecido; o imóvel foi comprado de um empreiteiro por 30% do valor de mercado
O promotor justificou a abertura de inquérito por haver "notícia de possível atentado aos princípios da administração pública e de possível enriquecimento indevido, a configurar, em tese, a prática de atos de improbidade administrativa, sendo necessária a coleta de outras informações para orientar a eventual tomada de providências legais e pertinentes".
Milani estipulou prazo de dez dias para que o secretário da Casa Civil, após ser comunicado, preste "eventuais esclarecimentos".
Fato revelado pelo UOL
Na última sexta-feira (26), o UOL publicou reportagem mostrando que Edson Aparecido comprou de um empreiteiro um apartamento de luxo em uma das áreas mais valorizadas da capital paulista por menos de um terço de seu valor de mercado.
O apartamento foi vendido pelo empreiteiro Luiz Albert Kamilos, dono da construtora Kamilos, que tem contratos milionários com o governo estadual de São Paulo.
Edson Aparecido nega que exista qualquer irregularidade na compra de seu apartamento. Ele afirma que "não conhece" o empresário Luiz Albert Kamilos.
Na semana passada, a reportagem do UOL procurou o empreiteiro, por meio de sua assessoria de imprensa, mas não teve retorno. O Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Cauê Macris (PSDB), também não se manifestaram sobre o assunto. 

Nesta terça-feira (1º), a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes informou que "o secretário Edson Aparecido já prestou todos os esclarecimentos aoUOL".
Em nota, o deputado Cauê Macris declarou hoje que o apartamento foi comprado pelo secretário "de maneira lícita e transparente" e que o "valor do imóvel pago à época seguiu o mercado, sem qualquer ilegalidade".

Uma quadrilha especializada em roubo a condomínios de luxo foi presa, nesta madrugada. Os bandidos estavam em residências de alto padrão na capital, em ARUJÁ e em JACAREÍ. Os cinco criminosos, todos de classe média-alta, usavam um drone para vigiar a rotina dos potenciais alvos e, depois, escolher as suas vítimas. O grupo realizou, pelo menos, dez assaltos em SÃO PAULO, municípios próximos da capital e do VALE DO PARAÍBA.
Segundo o delegado ALEXANDRE BATALHA, titular do 3º DP de MOGI DAS CRUZES, a investigação durou um mês. Na madrugada de segunda-feira, os criminosos roubaram jóias e dinheiro de cinco casas em um residencial de ARUJÁ. As vítimas foram feitas reféns por cinco horas.
BATALHA explicou que cada roubo era muito bem planejado e os criminosos tinham a certeza da impunidade.
DANILO LAMEU, 47 anos; LUIZ ANTÔNIO DE ARAÚJO, 50; REINALDO D´ÁVILA JÚNIOR, 43; JONAS SIMÕES ANTÔNIO, 25, e o contador LUIZ ANTÔNIO DA CUNHA JÚNIOR, escolhiam condomínios próximos a rodovias, para facilitar a fuga, e matagais, por onde entravam nas residências.
A maneira como praticavam os assaltos era sempre a mesma: rendiam os moradores da primeira casa, geralmente por volta das 21 horas, e, com os carros das vítimas, andavam pelo condomínio para abordar mais gente. Depois disso, todos eram levados para a primeira residência e ficavam em poder do bando por cerca de oito horas.
O grupo, que tinha boa aparência, roubava sempre jóias e dinheiro. Embora não agredissem fisicamente as vítimas, os criminosos ameaçavam sequestrar os filhos delas para extorquir mais dinheiro. "Todos faziam torturas psicológicas e ameaças", contou BATALHA.
A polícia ainda apura se apenas o drone era usado para o levantamento das casas-alvos. Isso porque com o contador foram encontrados miniaviões. Em um deles havia uma câmera acoplada. Os agentes também descobriram que nos próximos dias os cinco bandidos iriam roubar três condomínios em CAMPINAS, ARUJÁ e na capital. Eles também planejavam assaltar um banco, também na cidade de SÃO PAULO.
"Em dez anos de polícia, nunca vi uma quadrilha tão estruturada e organizada. Eles não deixavam rastros. Trabalhamos diariamente para conseguir provar os roubos", afirmou BATALHA. Ele disse ainda que a investigação começou depois de uma vítima informar estar sendo extorquida pelo grupo. Após interceptação telefônica, os bandidos foram identificados.
O delegado disse que o bando não tinha um líder e, por isso, as decisões eram tomadas em conjunto. "Na casa deles foram apreendidos 105 mil reais, seis armas, drogas, coletes da Polícia Civil, placas de carro falsas, objetos pessoais das vítimas e dez carros, sendo dois deles roubados.
Os policiais ficaram surpresos com a boa vida dos ladrões. Em JACAREÍ, REINALDO vivia em uma casa avaliada em 2 milhões de reais. Já DANILO morava em um imóvel de um milhão de reais, em um condomínio fechado de ARUJÁ. "Acreditamos que há outras vítimas. Conseguimos provar dez roubos", disse BATALHA.

Moradores de um condomínio em CANGAÍBA, na zona leste da capital, levaram um grande susto na noite de terça-feira, quando três carretas estacionadas em um terreno ao lado invadiram um prédio e destruíram dez motocicletas paradas. Ninguém ficou ferido.
Com a chuva, um barranco do terreno, usado pela polícia para apreender veículos, acabou cedendo e os caminhões foram arrastados para o condomínio. Um funcionário disse que deu tempo de retirar apenas uma das motos que estava na garagem.
Após fiscalização, a Defesa Civil disse que o proprietário teria de retirar outros caminhões que estão estacionados no terreno, além da necessidade de construir um muro de arrimo. Parte do terreno e do estacionamento estão interditados.
O deslizamento não atingiu a área de lazer do residencial onde, segundo moradores, as crianças brincam. Uma câmera de segurança registrou o muro caindo e empurrando as carretas. No boletim de ocorrência consta que o dono do terreno fez um acordo para pagar o prejuízo.

A Polícia Civil apura a morte de dois irmãos, um menino de 1 ano e 2 meses e uma menina de 6 meses, nesta tarde, no JABAQUARA. A mãe das crianças, de 19 anos, foi presa em flagrante suspeita de maus-tratos.
De acordo com a delegada NILZE SCAPULATIELLO, titular do 35º DP (JABAQUARA), as duas crianças tinham sinais visíveis de desnutrição. O menino apresentava vários hematomas pelo corpo.
A delegada disse que o garoto teve uma parada cardiorrespiratória em casa. A mãe, que mora com a irmã e a avó das crianças, teria chamado o SAMU. Porém, o bebê chegou morto no hospital ARTUR RIBEIRO SABOYA, no JABAQUARA.
Como a criança apresentava sinais de maus-tratos, os médicos e enfermeiros falaram do caso para os policiais que estavam no hospital por conta de outra ocorrência. Eles, então, chamaram o Conselho Tutelar da região.
A mãe e a irmã dela foram registrar a ocorrência na delegacia para o corpo do menino poder ser levado ao IML quando, no caminho, perceberam que a menina, que estava com elas, também teve uma parada cardiorrespiratória. Elas retornaram ao hospital, mas a criança também já estava morta.
"Os médicos perceberam que a bebê estava em estado deplorável. Por isso, a mãe acabou conduzida à delegacia", explicou a policial civil.
A menina estava com a virilha necrosada por conta de uma assadura não tratada. Ela pesava apenas três quilos. "A mãe disse que dava comida para as crianças, mas a situação que encontramos é outra", afirmou a delegada.
NILZE disse, ainda, que a família vive em um ambiente social crítico e morava num barraco. A avó das crianças também apresenta sinais de desnutrição. "Sabemos que a situação deles é complicada porque não trabalhavam e viviam com doações, mas ela (a mãe) é a responsável pelas crianças", justificou a delegada sobre a prisão da jovem.
Os dois bebês vão passar por exames para saber qual a causa da morte. A irmã e a mãe da desempregada também serão investigadas. A mulher tem outro menino, de 3 anos, que igualmente está desnutrido. A irmã da acusada tem uma filha de 2 anos, na mesma situação. As crianças foram levadas para um abrigo. "Conseguimos salvar esses dois bebês e agora é coma a Justiça.
A mãe não tinha passagem pela polícia e não havia denúncia contra ela. Mesmo assim, a mulher pode ficar até 12 anos na prisão. Hoje ela vai passar pela audiência de custódia.  

A Justiça da FRANÇA conseguiu o que há décadas o Poder Judiciário brasileiro tenta e não faz: condenar o deputado federal PAULO MALUF à prisão. O ex-prefeito de SÃO PAULO foi considerado culpado pelo Tribunal Criminal de PARIS por lavagem de dinheiro e sentenciado a cumprir três anos de prisão no país europeu.
Mas, de novo, MALUF ainda está longe de ir para atrás das grades. Além de um recurso já apresentado pela defesa do político na Corte de Apelação de PARIS, MALUF só seria detido se viajasse para fora do BRASIL, o que não vai acontecer, já que, desde 2010, ele faz parte da restrita lista da INTERPOL de "alerta vermelho". Por isso, ele e o filho FLÁVIO MALUF podem ser detidos em 188 países por participação em "conspiração com o objetivo de roubar dinheiro dos cofres públicos da cidade de SÃO PAULO".
Nesse novo processo, MALUF, FLÁVIO e a mulher do deputado, SYLVIA LUTFALLA MALUF, teriam movimentado dinheiro ilegal entre 1996 e 2005. A FRANÇA ordenou a manutenção dos mandados de captura internacional expedidos contra os três.
Foram confiscados 1,8 milhão de euros (o equivalente a cerca de 7,8 milhões de reais) em contas em nome da família MALUF e aplicada multas que somam 500 mil euros (cerca de 2,17 milhões de reais) aos três.
A Procuradoria-Geral da República, no BRASIL, pediu a transferência do procedimento para que ele seja julgado no BRASIL, mas a FRANÇA ainda não respondeu. Nesse caso, porém, a ação iria para o Supremo Tribunal Federal, por conta do foro privilegiado a que MALUF tem direito por ser deputado, e começaria da fase de instrução.
Segundo a Justiça francesa, está comprovado "que os três condenados agiram em associação para ocultar a origem e a natureza dos recursos, que são fruto de corrupção e peculato no BRASIL".
A defesa de MALUF informou, em nota, que todos os valores têm origem lícita e foram declarados às autoridades brasileiras, como manda a lei.
Em agosto do ano passado, MALUF foi condenado pela Justiça britânica a devolver 2,3 milhões de dólares (92 milhões de reais em valores atualizados) por desvios de obras públicas em SÃO PAULO durante a sua gestão como prefeito. No mesmo mês, o Tribunal de Justiça de SÃO PAULO fixou em 128,6 milhões de reais a quantia que o deputado vai ter de devolver à Prefeitura por ter usado o símbolo de sua campanha eleitoral como marca oficial do seu governo durante o mandato de 1993 a 1996. MALUF recorreu dessa sentença.
Em 2003, o político chegou a ser preso na FRANÇA, na investigação sobre um depósito suspeito de 1,7 milhão de dólares em conta do banco CRÉDIT AGRÍCOLE.

GUILHERME ainda não havia sido decisivo para o CORINTHIANS desde a sua chegada, no fim de janeiro. Considerada uma das principais peças de reposição para as baixas do elenco, foi ele quem garantiu a vitória de hoje sobre o SANTA FÉ, por 1 a 0, na estreia da equipe em seu estádio nesta COPA LIBERTADORES.
O novo camisa 10 exaltou os recém-chegados e o técnico TITE pela eficiência do time, que está invicto após nove jogos oficiais no ano - são sete vitórias e dois empates.
O triunfo consolida o TIMÃO na liderança do Grupo 8, com seis pontos - dois de vantagem para o CERRO PORTEÑO-PAR, rival nas duas próximas rodadas.

Presidente da torcida organizada corintiana GAVIÕES DA FIEL, RODRIGO FONSECA, o DIGUINHO, foi espancado no início desta tarde, em frente ao Supermercado WALMART, na zona oeste da capital paulista. Outro dirigente do grupo também ficou ferido no caso.
As agressões aconteceram após um encontro realizado no Fórum Criminal da BARRA FUNDA, a pedido do promotor PAULO CASTILHO. Membros das organizadas do SÃO PAULO e PALMEIRAS estiveram na reunião.
Ao se aproximarem do estacionamento do supermercado, por volta do meio-dia, DIGUINHO e o primeiro-secretário da GAVIÕES, CRISTIANO DE MORAIS SOUZA, o CRIS, foram encurralados por seis pessoas, segundo relato de testemunhas.
O presidente teve os dois braços quebrados - um deles, com fratura exposta - na confusão, enquanto o secretário sofreu lesões na face e perdeu dentes.
"Os dois chegaram aqui se arrastando, sozinhos. Um tinha um corte muito profundo no nariz, jorrava sangue. O outro, com os dois braços muito machucados, não conseguia se manter em pé. Precisei lavar aqui em frente, de tanto sangue, relatou ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO uma pessoa que trabalha no comércio do lado externo do estacionamento e socorreu a dupla. Em seguida, os dois foram levados por outros membros da organizada para um hospital.
Segundo policiais que tiveram acesso às imagens de câmera de segurança do local, não é possível identificar se os agressores são de outras torcidas, pois não estavam caracterizados.

O ex-presidente e sócio na empreiteira OAS, LÉO PINHEIRO, condenado a 16 anos de prisão na OPERAÇÃO LAVA JATO, decidiu contar o que sabe em troca de uma possível redução na pena. O empresário prometeu detalhar casos envolvendo o ex-presidente LULA, como as reformas do apartamento no GUARUJÁ e do sítio em ATIBAIA, que o petista insiste não ter qualquer ligação com ele.

Depois de um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça de SERGIPE, o vice-presidente do FACEBOOK, DIEGO DZODAN, foi solto, hoje, após ter passado a noite em um presídio de SÃO PAULO. Um juiz de LAGARTO (SE) ordenou a detenção do executivo porque a empresa não forneceu informações sobre conversas no WHATS APP para investigações da polícia. O FACEBOOK considerou a prisão "extrema".

Seis ministros do Supremo Tribunal Federal votaram, hoje, a favor da abertura de processo criminal contra o presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA. Como já há maioria para o político virar réu, se nenhum dos magistrados mudar de ideia amanhã, quando a sessão será retomada. CUNHA será o primeiro dos 38 parlamentares investigados na LAVA JATO a responder ação pelo esquema de corrupção que roubou bilhões de reais da PETROBRÁS. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
Essa foi a segunda derrota de CUNHA em menos de 24 horas. Na madrugada de quarta-feira, o Conselho de Ética da Câmara, enfim, abriu o processo que pode cassar o mandato do parlamentar fluminense.
O relator, ministro TEORI ZAVASCKI, votou pela aceitação parcial da denúncia contra CUNHA e a ex-deputada SOLANGE ALMEIDA, atual prefeita de RIO BONITO, no interior do RIO DE JANEIRO.
Os ministros MARCO AURÉLIO, ROBERTO BARROSO, CÁRMEN LÚCIA, ROSA WEBER e  EDSON FACHIN  acompanharam TEORI.
O procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, acusou o peemedebista, opositor declarado do governo DILMA, de ter recebido 5 milhões de reais em propina. Os recursos seriam provenientes de contratos de navios-sonda da PETROBRÁS, assinados entre os anos de 2006 e 2007. O processo teve origem nos depoimentos de JÚLIO CAMARGO e FERNANDO SOARES, conhecido como FERNANDO BAIANO, dados em acordo de delação premiada.
TEORI afirmou em seu voto que a denúncia não traz provas de que o parlamentar tenha participado da negociação da propina. Para o ministro, porém, a acusação indica que CUNHA cobrou parcelas atrasadas do acordo. O crime de lavagem de dinheiro prevê uma pena entre três e dez anos de prisão. No caso de corrupção, são de dois a 12 anos de cadeia. JANOT sustenta na acusação que CUNHA teria praticado lavagem por 60 vezes e corrupção em duas ocasiões, o que aumentaria a pena do parlamentar em uma eventual condenação. Hoje, logo após a decisão do STF, CUNHA voltou a dizer que permanecerá no cargo.

Jovens, talentosos, divertidos, ousados. Assim eram os MAMONAS ASSASSINAS, atualmente lembrados com saudosismo pelos brasileiros. A morte precoce dos integrantes do grupo, no dia 2 de março de 1996, chocou o país. Fãs e famosos prestaram homenagens aos MAMONAS.
2 017     :     -     QUINTA-FEIRA
Marcamos um almoço com o MAGALHÃES e sua esposa, dona SÍLVIA, no restaurante situado na Rua ROBERTO SIMONSEN, bem perto do PÁTIO DO COLÉGIO. Assim é que, por volta das 10 horas, estou indo para o centro da cidade de SÃO PAULO. Passo pelo SANTANDER, agência da PRAÇA DA SÉ. Vou desbloquear um cartão que recebi antes do Carnaval.
Estou na ROBERTO SIMONSEN quando sou chamado pelo LUIZ, dono do restaurante situado no número 79 – CAFÉ SÃO SÃO PAULO. O LUIZ esteve na Sociedade Veteranos de 32-MMDC quando a sede ainda era na ANITA GARIBALDI. Naquela época ele já falava nesse restaurante que ainda estava apenas em conjecturas. Hoje é uma realidade. É ideia do LUIZ fazer uma exposição com peças da Revolução Constitucionalista de 32. Mantenho um contato com o MAGALHÃES, mas ele já está no outro restaurante.
Almoçamos também em companhia da MARINEI. Ela traz um ofício de Outorga da Medalha MMDC para o vice-prefeito BRUNO COVAS. Assino-o e o GABRIEL, filho da MARINEI, vai entrega-lo na Prefeitura.
É um verdadeiro almoço de negócios. Falamos sobre nossos próximos eventos, principalmente o do dia 15 de março, na Praça CAPITÃO GINO STRUFFALDI.
SILVIA é a DIRETORA DA JUVENTUDE. Já pensa no desfile das crianças no 9 de Julho. Mostra um email da ORÍTIA ABREU SERAFIM sobre esse assunto, mas acontece que a ORÍTIA não é mais nossa associada. Ela se afastou da Sociedade, a pedido. Com essa sua atitude, não poderá exercer mais nada com relação ao Batalhão Infanto Juvenil ALDO QUIORATTO. Precisamos pensar sobre o que iremos fazer daqui para a frente. Muitas ideias surgem neste almoço. Já na reunião da Diretoria Executiva, marcada para o dia 11 de março, teremos de ter uma posição definitiva sobre a abertura do desfile do 9 de Julho com as crianças fardadas de 32.
O trabalho junto ao TRIBUNAL DE CONTAS, a respeito da agilidade virtual com as cobranças de boletos e outras medidas que a informática poderá nos auxiliar está em pleno desenvolvimento. MARINEI já manteve os contatos iniciais com os encarregados desse setor. MAGALHÃES e SÍLVIA estão colaborando ativamente nesse ponto nevrálgico da Sociedade.
Quanto ao núcleo MMDC-TRIBUNAL DE CONTAS “TENENTE HORÁCIO RAMALHO” aguardamos a publicação do Decreto que cria a ORDEM “MMDC-TC “TENENTE HORÁCIO RAMALHO”. Falamos sobre uma série de eventos que já estão agendados para março, começando pela solenidade de amanhã, às 10 horas, na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. Também foram citados nomes que poderão ser condecorados, face a importância de determinadas pessoas para o futuro do MMDC.
Deixando o restaurante, vamos ao de número 79 da ROBERTO SIMONSEN. Apresento o MAGALHÃES, SÍLVIA e MARINEI para o LUIZ e conversamos sobre a possibilidade de realizarmos eventos nesse local.
Com uma temperatura de 33 graus, despedimo-nos do casal MAGALHÃES/SÍLVIA e vamos para o MUSEU MILITAR. GABRIEL está firme no serviço. MARINEI cuida da solenidade de 15 de março.
Falta água no banheiro da sala destinada ao MMDC. Como isso já vem acontecendo há uns quinze dias, vou conversar com o CHEFE DO SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA, TENENTE-CORONEL PM ARMANDO, pois levaram ao nosso conhecimento que a água que serve o MUSEU, na sala onde estamos instalados, vem dessa Unidade da PM.
MARINEI trata com o COLÉGIO MILITAR, situado em GUARULHOS, de uma palestra sobre o Movimento Constitucionalista de 32, marcada, a princípio, para o dia 1º de junho.
No regresso para GUARULHOS, que me-é proporcionado pela MARINEI, ela conta-me como estão as tratativas quando à compra de um apartamento. Ainda há pontos nebulosos, mas ela tem conseguido vencer os inúmeros entraves criados pela construtora. Já pagou contas que não estavam no acordo firmado no início e ainda não está de posse das chaves. Mas as contas de condomínio já foram feitas, irregularmente, é claro. Pretende entrar na Justiça para reaver todo esse dinheiro já pago. Ainda fico com o seguinte princípio: a construtora não poderia negociar a venda de qualquer imóvel porque não estava em condições de assim fazê-lo.      

Um policial militar da reserva foi assassinado hoje por volta das 14:30 horas, em plena Avenida dos Bandeirantes, na VILA OLÍMPIA, zona sul. O tenente reformado, segundo a corporação, transportava dinheiro em um carro blindado quando foi abordado. Testemunhas relataram que ele teria aberto a porta e lutado com um dos bandidos. Os ladrões fugiram em um FIAT UNO prata e seguem foragidos. Nome e idade da vítima não foram divulgados. O caso foi registrado no 96º DP (BERRINI). No carro conduzido pelo PM havia várias marcas de tiro e impressões digitais aparentes, que poderão ajudar nas apurações.

O Ministério Público denunciou, na quarta-feira, WILLY GORAYEB LIGER, 27 anos, pelos crimes de estupro e homicídio quadruplamente qualificado. Em 14 de dezembro, o acusado estuprou e, usando um bastão de taco de beisebol, matou DEBORA SORIANO DE MELO, 23, em um bar na MOOCA, zona leste. A vítima era uma militante feminista. O promotor FELIPE EDUARDO LEVIT ZIBERMAN colocou como agravante na denúncia o crime de feminicídio. WILLY foi preso nove dias depois na BAHIA e, segundo o MP, assassinou a vítima para que ela não o acusasse de violência sexual.

O ex-goleiro EDINHO, filho de PELÉ, deixou hoje a delegacia em SANTOS, no litoral de SÃO PAULO, onde estava detido desde a semana passada. O ministro do STJ, ANTONIO SALDANHA PALHEIRO, concedeu liminar para suspender a prisão determinada na última sexta-feira pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. EDINHO foi preso após o julgamento de um recurso apresentado em processo que responde por lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
“Estou feliz, aliviado, e vou continuar buscando pela Justiça. É um absurdo, é difícil até fazer que as pessoas entendam. Não existe lavagem de dinheiro, nunca existiu”, disse EDINHO aos jornalistas após sair da prisão.
A liminar de PALHEIRO tem caráter provisório e será analisada pela 6ª Turma do STJ, onde pode ser referendada ou derrubada. Até uma nova decisão do STJ, EDINHO poderá responder ao processo, no qual já foi condenado, em liberdade.
Na decisão, o ministro citou julgados do Supremo Tribunal Federal e do próprio STJ para defender a soltura do ex-goleiro. Ele afirmou que “deixou-se assentado que a execução da sentença penal condenatória confirmada por Tribunal de segundo grau não compromete o princípio constitucional da presenção de inocência”.
PALHEIRO destacou ainda que, de acordo com as informações recebidas, “não houve esgotamento da jurisdição na instância ordinária”, pois o acórdão “ainda não foi publicado, havendo possibilidade de interposição de recursos e de revisão do julgado pela Corte local”.
Ao julgar o recurso de apelação na semana passada,  o Tribunal de Justiça de São Paulo reduziu a pena do ex-atleta de 33 anos e quatro meses para 12 anos e dez meses em regime fechado, mas determinou o cumprimento imediato da prisão, da qual ele recorreu ao STJ e obteve decisão favorável.

O ex-tesoureiro do PT DELÚBIO SOARES foi condenado em ação penal da LAVA JATO a cinco anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. O juiz SÉRGIO MORO também impôs, em decisão publicada hoje, a mesma pena de reclusão ao empresário RONAN MARIA PINTO, dono do jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC. O juiz SÉRGIO MORO entendeu que os dois foram responsáveis por um esquema de lavagem de 6 milhões de reais em 2004. O valor representa metade dos 12 milhões repassados pelo BANCO SCHAHIN por meio de empréstimo fraudulento feito ao pecuarista JOSÉ CARLOS BUMLAI. Os outros seis milhões motivaram outra ação penal na LAVA JATO, que também tem DELÚBIO SOARES como um dos réus. Também foram condenados na mesma ação penal ENIVALDO QUADRADO (cinco anos de prisão) e LUIZ CARLOS CASANTE (quatro anos de prisão). Cabe recurso.

O ex-presidente da Câmara HENRIQUE EDUARDO ALVES reconheceu, em defesa à Justiça Federal, que usou um escritório de advocacia uruguaio para abrir uma conta na SUÍÇA em 2008. Admitiu também que é formalmente o beneficiário da conta. Mas, disse que, por motivos burocráticos, não conseguiu movimentá-la e preferiu deixá-la inativa. Assim, alegou que os 832,9 mil dólares depositados na conta – e que- - foram. Segundo a Procuradoria era dinheiro de propina – foram movimentados por terceiros, sem  seu conhecimento
Após ser envolvido na JAVA JATO, o então ministro do TURISMO pediu demissão em junho.
       
A MANCHA VERDE, principal torcida organizada do PALMEIRAS, anunciou hoje o encerramento de suas atividades “por tempo indeterminado”, após o assassinato de MOACIR BIANCHI. Um dos fundadores de grupo, ele foi encontrado em seu carro, alvejado por 22 tiros.
O veículo de BIANCHI estava parado na Avenida PRESIDENTE WILSON, na zona sua de SÃO PAULO, segundo o boletim de ocorrência do caso, registrado pela polícia, cinco tiros atingiram o pescoço, outros cinco a barriga, mais cinco o braço direito, três o ombro direito, um o lado direito do tronco, um na perna direita, outro na cabeça e um no rosto.
Uma pessoa que testemunhou os disparos relatou que, após o carro de MOACIR parar em um semáforo, três outros veículos estacionaram logo atrás e homens saíram e dispararam. O caso é investigado pelo DHPP.
“Não temos palavras para descrever o que sentimos neste momento. Uma pessoa que tanto lutou para que a MANCHA VERDE pudesse se tornar uma grande torcida e para que a torcida do PALMEIRAS fosse respeitada. MOACIR fez da MANCHA VERDE a sua vida”, escreveu, com pesar, a torcida, em sua página no FACEBOOK, antes de anunciar a pausa nos trabalhos.

“Comunicamos a todos os associados, também, que, em meio a diversos problemas que a torcida vem passando e em cima dessa notícia de uma morte que deixou todos da torcida completamente abalados, a torcida MANCHA VERDE, após 34 anos de fundação, está encerrando suas atividades por tempo indeterminado. Obrigado a todos que, até aqui, ajudaram a construir o nome da MANCHA VERDE”, informou a nota.