sábado, 27 de agosto de 2016

24 DE AGOSTO DE 2016 - QUARTA-FEIRA




DIA  V I N T E   E    QUATRO   DE   A G O S T O  DE  2016  –   QUARTA-FEIRA.
79 anos, sete meses e 29 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
46º DIA DO ANO 67º
58 anos e 81 dias na PMESP.
57 anos e 194 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 801 DIAS – 497 316 HORAS.
52 anos e 352 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 164 dias no Posto de Coronel – 341 meses e 12 dias.
5 anos e 48 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 452 dias C O R O N E L - 24 anos e 254 dias na reserva.
10 008-263 948                         10 452-250 676                              10 914-250 316.
DIA DE SÃO BARTOLOMEU. É um dos doze apóstolos. Além de JOÃO, MATEUS, MARCOS, LUCAS, os ATOS referem-se a ele como um dos DOZE. Também chamado de NATANAEL, SÃO BARTOLOMEU recebeu de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO um elogio magnífico: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fraude”. Foi martirizado no ORIENTE, para onde levou o Evangelho.
DIA DE SANTA ROSA DE LIMA. Nasceu em LIMA, PERU, em 1586. Chamava-se ISABEL FLORES Y DE OLIVA. Todos, porém, a chamavam de ROSA, apelido que a índia MARIANA lhe dera.

DIA DOS  ARTISTAS

1606 a. da invasão dos visigodos, liderados por ALARICO, entrando em ROMA, durante a noite, no dia 24 de agosto de 410. A cidade é saqueada durante três dias e saqueada. Essa invasão aconteceu após a morte de TEODÓSIO I, em 395 e a divisão do IMPÉRIO ROMANO.
1937 a. da erupção do VESÚVIO, em 24 de agosto de 79 d.C. De repente, ouve-se uma explosão. Espanto! Num instante, todos os habitantes de POMPÉIA estão na rua. Espetáculo alucinante, o topo do VESÚVIO havia se partido em dois. Uma coluna de fogo escapa dali. É uma erupção! De início, todos se assustam e se interpelam. Havia pelo menos 900 anos que o vulcão não dava sinais de vida. Dizia-se que ele estava extinto. Logo depois é a agitação. Em volta começa a desabar uma chuva de projéteis: pedras-pomes, lapíli e, às vezes, pedaços de rochas –fragmentos arrancados do topo da montanha e da tampa de lava resfriada que obstruía a cratera. Num instante, as praças e ruas se esvaziam. Aqueles que não moram no bairro correm para se refugiar sob uma abóbada, um pórtico, qualquer abrigo, enquanto outros se apressam em correr para se proteger em casa. O que fazer, pensam, a não ser esperar? O bombardeio terminaria mais cedo ou mais tarde.  Durante 20 minutos, a erupção faz misérias, cobrindo a cidade com 2,60 metros de escórias. Em seguida, uma poeira arenosa toma o lugar das pedras-pomes e os lapíli diminuem. A esperança aumenta. Alguns audaciosos arriscam até a colocar o nariz para fora. Do VESÚVIO sai somente uma coluna de fumaça. Mais um pouco de paciência e tudo deverá voltar ao normal.
Assim, duas horas se passam. O que fizeram os habitantes de POMPÉIA durante esse período? Não se sabe muito. Em compensação, sabemos o que fez o VESÚVIO. No interior da cratera, após a expulsão da tampa de lava, a pressão começou a cair vertiginosamente. O magma vulcânico, que dormia há séculos, começou lentamente a espumar e, às 13 horas, rasgando o ar, destruindo as casa, virando de ponta-cabeça as colunas dos pórticos, saiu bruscamente numa série de explosões. Do vulcão vê-se escapar uma nuvem monstruosa em forma de pinheiro – um cogumelo, como nós diríamos hoje.  E, subitamente, fez-se noite em pleno dia. Uma noite marcada por alguns raios lívidos. As cinzas agora caem na forma de uma chuva tão densa que obscurece o sol. Infelizmente, a chuva não é somente densa: ela está carregada de vapores clorídricos. É pela intoxicação por gás, e não por soterramento que morrerão as pessoas em POMPÉIA. A primeira guerra química contra o homem foi feita pelo VESÚVIO. Só agora, enfim, os habitantes de POMPÉIA decidem fugir. Mas eles haviam perdido duas horas preciosas. Abandonando seus abrigos, suas casas, tomando ou  não o cuidado de levar consigo seus tesouros, milhares de dirigem às portas da cidade nesta noite negra.
Aqueles que moravam no noroeste se precipitaram naturalmente para a porta de HERCULANUM. Alguns carregavam diante de si uma lâmpada de óleo, como se uma chama pudesse resistir algum tempo àqueles vetos, àquela chuva viscosa de cinzas. A maioria colocou sobre a boca uma almofada ou uma telha encontrada pelo caminho. Mas será que alguém pode se defender contra um inimigo que se insinua em todas as partes através de uma fina poeira carregada de vapores clorídricos? Mas não há caminho para a salvação. Todas as vias estão bloqueadas. Na noite escura, no meio de assovios do vento que, à beira do mar, recobrou toda a sua fúria, as pessoas se esmagam umas contra as outras. Muitos morrerão pisoteados. Morte relativamente doce, no entanto, se pensarmos que, nessa mesma margem, todos os sobreviventes terminarão com os pulmões tomados de gases. Não havia porta de salvação para os habitantes de POMPÉIA. Chance de salvação só houve para aqueles que moravam no sul e no sudeste da cidade. E, ainda assim, somente se eles não tivessem demorado para fugir e, durante a fuga, tivessem passado pela porta de NOCERA em vez da porta de STÁBIA. A porta de STÁBIA também tinha sido soterrada. Mas essa dupla condição foi poucas vezes encontrada. Desse lado, portanto, foram igualmente numerosas as cenas de desolação. Mesmo a porta de NOCERA não foi para todos a porta da salvação. Um jovem casal chegou até ela e conseguiu mesmo atravessá-la. Como os outros, os dois se trancaram em casa durante o primeiro bombardeio de pedras-pomes. Agora, para avançar, tinham de lutar contra essa tempestade de cinzas que cega, que se cola à pele e queima a garganta. Grande, vigoroso, com corpo de atleta, o homem caminha na frente, tentando abrir passagem para sua companheira em meio dos montes de lixo. De repente, a mulher cai com o rosto no chão e não consegue mais se levantar. O homem quer ajudá-la, mas também cai. Num último esforço, suas mãos tentam unir-se, mas a chuva de cinzas lhe nega esse último favor. Muitos outros episódios inenarráveis aconteceram na tentativa de fuga. Vinte séculos mais tarde, modelados pelas cinzas, na mesma posição, com as expressões de seus últimos momentos, as vítimas poderiam mostrar o que teria acontecido naquele dia 24 de agosto de 79 d.C. Durante todo o dia 24 e todo o dia 25, e ainda no dia 26, a chuva de cinzas não parou. Quando, enfim, na aurora do dia 27, o sol reapareceu, o VESÚVIO tinha mudado de forma. Ele possuía agora um topo duplo e, no lugar da antiga cratera, um cone havia se formado.
Quanto aos habitantes de POMPÉIA, 80% deles – 16 mil numa população de 20 mil – jaziam a vários metros de profundidade. A cidade estava morta, mas uma morte que a tornaria imortal.
A REVISTA HISTÓRIA VIVA, ano III, nº 30, publica na capa “POMPÉIA, CIDADE DO PRAZER”. Novas descobertas arqueológicas contam o cotidiano da província soterrada pelo VESÚVIO em 79 D.C. É um dos documentos muito bem elaborado, devido às imagens remanescentes. As escavações conseguiram retratar um cotidiano vivido há dois milênios, como aconteceu em POMPÉIA. Os trabalhos foram iniciados no século XVIII.
660 a. do tremor de terra que atingiu LISBOA, em 24 de agosto de 1356, destruindo numerosas casas e parte da SÉ.
517 a. da descoberta do Lago de MARACAIBO, por ALONSO DE OJEDA, que chamou de PEQUENA VENEZA, nome que, ligeiramente modificado, se converteu em VENEZUELA, para denominar todo o país, em 24 de agosto de 1499.        
444 a. do DIA DE SÃO BARTOLOMEU, na FRANÇA, 24 de agosto de 1572. Massacre dos huguenotes no reinado de CARLOS IX. Noite sangrenta em PARIS, na FRANÇA. Uma violenta massa de católicos passou a atacar os huguenotes, protestantes que estavam reunidos na cidade para o DIA DE SÃO BARTOLOMEU. O apoio das tropas reais leva a crer que a ordem para o massacre tenha partido do rei CARLOS IX e da rainha-mãe, CATARINA DE MÉDICIS. Cerca de três mil mortes foram registradas.
202 a. em meio à guerra entre os dois países, iniciada dois anos antes, tropas britânicas derrotam as forças americanas ao desembarcarem no território inimigo e seguem para a cidade de WASHINGTON, onde incendeiam a CASA BRANCA, o CAPITÓLIO e outros prédios públicos, em 24 de agosto de 1814. Em WASHINGTON.
134 a. falece o abolicionista LUIZ GAMA.  LUÍS GONZAGA PINTO DA GAMA – LUÍS GAMA – nasceu no dia 21 de junho de 1830. Filho bastardo de homem branco, de origem portuguesa e mãe africana. Destacou-se em SÃO PAULO como jornalista e patrono de centenas de escravos alforriados, além de outros cativos com direito à liberdade. Não era formado em Direito, nem teve qualquer educação escolar, na infância, visto que aos dez anos fora vendido pelo próprio pai, em circunstâncias humilhantes, a bordo do patacho “SARAIVA”. Ele quis ser bacharel em ciências jurídicas e sociais, sendo mal acolhido pela mocidade acadêmica de seu tempo, a ponto de afastar-se de companhia dos moços, “horrorizado pela benevolência dos eruditos”, como recordou o malogrado RAUL POMPÉIA, seu amigo, num artigo póstumo dado a lume em 1884, na “GAZETA DE NOTÍCIAS”, do RIO DE JANEIRO.  O historiador AMÉRICO PALHA, lhe atribui o almejado grau acadêmico (equivocadamente), pois o futuro paladino da abolição, após desligar-se da GUARDA NACIONAL da Capital, em 1854, no modesto posto de “cabo de esquadra graduado”, viu-se indicado para servir de ordenança do CONSELHEIRO FURTADO DE MENDONÇA, na época chefe de polícia e professor de Direito, em cuja biblioteca amealhou conhecimentos suficientes para ocupar, mais tarde, o cargo de escrivão de cartório, seguido da conquista de uma provisão de solicitador, para atuar no foro judicial. Foi o primeiro passo na prática forense, com vistas a obtenção, posterior, da CARTA DE PROVISIONADO, para advogar no foro da Capital e noutras cidades do interior, chegando a oferecer seus serviços profissionais sem retribuição alguma, no auge da perseguição que lhe moviam os donos de escravos, “por defender africanos ilegalmente escravizados”, a princípio com escritório à Rua 25 DE MARÇO nº 99, e depois na rua da IMPERATRIZ, nº 10, hoje XV DE NOVEMBRO. Impedido de cursar a “VELHA ACADEMIA DO LARGO DE SÃO FRANCISCO”, por estudantes preconceituosos, o episódio magoou profundamente o espírito do provisionado, que passou a demonstrar, sem rebuços, desdém pelos pergaminhos dos doutores. Além do mistério que perdura, ainda hoje, acerca da verdadeira paternidade de LUÍS GAMA, que ele sonegou piedosamente, “a fim de poupar à sua infeliz memória uma injúria dolorosa, segundo ressaltou na carta endereçada a LÚCIO DE MENDONÇA, paira o mesmo mistério em torno de sua mãe, a preta liberta LUIZA MAHIN, que recebeu do filho-poeta comovida homenagem na segunda edição das “TROVAS BURLESCAS”, cujo paradeiro procurou, em vão, ao tempo da revolução do DOUTOR SABINO, na BAHIA, bem como na Corte, em diversas ocasiões, sabendo-se que ela era refratária ao batismo cristão e que fora expulsa do País, por volta de 1862, acusada de envolver-se em movimentos subversivos. LUÍS GAMA foi co-fundador da LOJA AMÉRICA (1868), juntamente com os maçons ANTÔNIO RIBEIRO DE ANDRADA, RUY BARBOSA, SALVADOR DE MENDONÇA além de AZEVEDO MARQUES e os irmãos AMÉRICO e BERNARDINO DE CAMPOS, entre outros, tendo se tornado nessa época redator do jornal “RADICAL PAULISTANO” e colaborador assíduo do “CORREIO PAULISTANO”. Foi, ainda, proprietário e redator da revista “O POLICHINELO”, semanário humorístico publicado aos domingos (1876), tendo sido fundador, juntamente com ÂNGELO AGOSTINI (1864), de outro semanário da mesma natureza, denominado “DIABO COXO”, desaparecido depois de breve circulação, bem como sócio, ao lado de outros companheiros, do período humorístico “O CABRIÃO”, (1866), o mais apreciado pelos leitores da Capital. A morte de LUÍS GAMA a 24 de agosto de 1862, abalou a população de SÃO PAULO, cujo féretro, revestido de extraordinário acompanhamento, saiu de sua residência no BRÁS, até alcançar, à noitinha, o CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO, onde está sepultado, recebendo incontáveis homenagens póstumas em toda a província de SÃO PAULO e no resto do IMPÉRIO.
A negra LUIZA MAHIN permaneceu esquecida por largo tempo, tendo o então prefeito municipal MÁRIO COVAS, por decreto de 6 de março de 1985, atribuído seu nome à uma pequena praça situada na VILA CARDOSO, subdistrito de BRASILÂNDIA, nesta Capital, junto da ESTRADA DO SABÃO, altura da Rua SALDANHA DE OLIVEIRA. (essas informações foram extraídas de um artigo do desembargador EMERIC LÉVAY, coordenador do Museu do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO – professor de Direito da Universidade MACKENZIE e membro da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA e do CONSELHO DE HONRARIAS E MÉRITOS. Era também sócio-titular do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO.
202 a. da ocupação de WASHINGTON, incendiada pelos ingleses no dia 24 de agosto de 1814.
196 a. do pronunciamento popular no PORTO, que abre caminho a aplicação em PORTUGAL dos valores do liberalismo, dando início à Revolução Liberal Portuguesa, em 24 de agosto de 1820.
195 a. da assinatura do TRATADO DE CÓRDOBA, reconhecendo a Independência mexicana, em 24 de agosto de 1821.
185 a. da eleição de MARIANO GÁLVEZ como presidente da GUATEMALA, em 24 de agosto de 1831.
184 a. falece SADI CARNOT, cientista francês que estabeleceu as bases fundamentais da TERMODINÂMICA, em 24 de agosto de 1832.
139 a. do estabelecimento do ensino obrigatório no URUGUAI, em 24 de agosto de 1877.
137 a. da explosão em CUBA da chamada “guerra chiquita”, declarada aos espanhóis pelo GENERAL ANTÔNIO MACEO, em 24 de agosto de 1879.
128 a. falece JOSÉ ELIAS PACHECO JORDÃO. Nasceu em ITU (SP), em 15 de maio de 1817 (no lançamento de seu nascimento também está uma síntese de sua  vida  profissional). Falece em ITU, no dia 24 de agosto 1888.
125 a. da obtenção, por parte de ÉDSON, da patente da primeira câmera cinematográfica, em 24 de agosto de 1891.
124 a. falece JULES PERROT, bailarino e coreógrafo francês, em 24 de agosto de 1892.
123 a. ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, fundada em 24 de agosto de 1893.
118 a. das seguintes notícias publicadas no jornal DIÁRIO POPULAR de 24 de agosto de 1898: depois de várias diligências com bastante habilidade o doutor JOSÉ PIZA, delegado da 3ª circunscrição, conseguiu efetuar ontem à noite a prisão do indivíduo VINCENZO VELLATE no Hotel DELLA COLONIA VENETA, à Rua da ESTAÇÃO, em cujo poder foi encontrada a quantia de 8:540$000 em células falsas de 50$ e 10$.
Na ladeira da TABATINGUERA vagueia diariamente uma malta de cães, que além de incomodar com latidos os moradores do lugar, ameaçam os transeuntes.
Passa o 16º aniversário da morte do pranteado abolicionista LUIZ GAMA, um dos grandes fatores da redenção dos escravos. A data de hoje é lutuosa para quantos se empenharam na gloriosa luta.
O GENERAL MAXIMO GOMES mandou fuzilar o cabecilha cubano BERNARDES, por insubordinação.
Em LONDRES, diversas cidades da BÉLGICA, FRANÇA e ALEMANHA o calor tem sido excessivo, dando-se diariamente muitos casos de morte por insolação.
O GENERAL PANDO, espanhol, irá ao MÉXICO, em busca de um local para fundar uma colônia espanhola, para nela estabelecer cerca de 400 mil soldados do exército espanhol em CUBA, os quais não desejam voltar à ESPANHA.  
117 a. nasce JORGE LUÍS BORGES, escritor argentino em 24 de agosto de 1899. Falece em 14 de junho de 1986.    
114 a. nasce o historiador francês FERNAND BRAUDEL, no dia 24 de agosto de 1902.
111 a. das seguintes notícias de jornais do dia 24 de agosto de 1905 (quinta-feira): (POTSMOUTH) “Assegura-se que a paz entre a RÚSSIA e o JAPÃO está quase garantida. O presidente ROOSEVELT conseguiu aplainar as dificuldades surgidas na conferência dos plenipotenciários” – (LONDRES) “O MORNING POST publica um telegrama de POTSMOUTH dizendo que a paz entre a RÚSSIA e o JAPÃO será assinada brevemente. O primeiro daquele país pagará ao segundo uma indenização em dinheiro. Quanto à questão que se prende à ilha SAKHATINA, a RÚSSIA ficará com a parte setentrional e o JAPÃO guardará o sul daquela região” – (NOVA YORK) “As negociações da paz têm probabilidade de êxito. Os delegados japoneses estão autorizados a fazer concessões. O Sr. DE WITTE  pediu o adiamento da conferência até sábado para preparar a sua resposta escrita. Parece que o JAPÃO pediu mais cem milhões de esterlinas.”
107 a. GURTOIS, em PARIS, bateu o recorde do mundo em velocidade, gastando 8 minutos, 37 segundos e 3 quintos de segundos no voltear completamente a pista, no dia 24 de agosto de 1909.
107 a. da inauguração do novo porto de MONTEVIDÉU, em 24 de agosto de 1909.
106 a. nasce THIAGO AFFONSO DE OLIVEIRA. Por ocasião do 78º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, o veterano THIAGO AFFONSO DE OLIVEIRA, residente em BAURU, concedeu a seguinte entrevista:
Ex-combatente: ‘Brasileiro acima de tudo’ Quando questionado sobre sua idade, Thiago Affonso de Oliveira brinca: “Nasci em 24 de agosto de 1910. Sou mais velho que o Corinthians”. Ao comparar a própria idade com a do seu time de coração, ele evidencia que já passou por muitas coisas, mas o que mais o orgulha é a participação como combatente voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932. Atualmente, ele é o único residente de Bauru vivo que lutou no movimento, e relembra orgulhoso as palavras do pai no momento em que iria se alistar. “Eu morava em Bocaina. Quando fui me alistar, perguntei para a minha mãe se havia alguma objeção. Logo meu pai disse: ‘Não há objeção nenhuma. Você é patriota e brasileiro acima de tudo’”. Thiago Affonso lutou durante três meses e guarda muitas memórias desse período. “A gente ficava nas trincheiras. E o vermelhinho nos bombardeava sempre”, conta. O “vermelhinho” era o avião inimigo, porém, mesmo sob ataque, ele repete várias vezes o que fazia: “Resistir sempre”. E essa foi a posição que ele manteve após a Revolução. Em toda sua vida, o ex-combatente afirma ter levado esse aprendizado de não desistir nunca.
Sua filha, Graziela Prado, 73 anos, explica que o pai ficou insatisfeito quando soube que algumas atividades na cidade não seriam interrompidas hoje. “Ele não gosta. Quando ficou sabendo que o comércio iria funcionar, ficou bravo”. Essa insatisfação revela o patriotismo do ex-combatente. Beto Prado é neto de Thiago e conta que o patriotismo faz parte da vida de seu avô até hoje. “Não tem jeito. Temos que levá-lo para votar toda eleição. Se você perguntar agora, ele se lembra quem foi o último candidato em quem ele votou”, finaliza, orgulhoso.
105 a. (JUIZ DE FORA) Percorrem atualmente este município vários agentes de fazendeiros paulistas aliciando colonos e trabalhadores da lavoura e enviando-os para esse Estado. Os fazendeiros estão com falta de trabalhadores por lá. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 24 de agosto de 1911). 
104 a. nasce NELSON DE PAULA MENDES, em CACHOEIRA PAULISTA (SP). No dia 24 de agosto de 1912. Filho de IGNÁCIO MENDES DE FREITAS e ANNA DE PAULA SENNE. Participa da Revolução Constitucionalista de 1932 como voluntário, soldado em 20 de abril de 1932; faz os cursos do antigo CIM para 2º Cabo (4 de fevereiro de 1937), 1º Cabo (31 de março de 1937), 3º Sargento (24 de janeiro de 1939); 2º Sargento (por merecimento) em 27 de abril de 1942. Pela sua participação ativa no Movimento Constitucionalista de 1932 é promovido a 1º Sargento em 2 de junho de 1952. É promovido a SUBTENENTE em 9 de janeiro de 1959 pela sua participação na zona da 2º Guerra Mundial (Diário Oficial de 18 de janeiro de 1967). É promovido a 2º TENENTE em 23 de dezembro de 1988, nos termos da LEI Nº 5.451, de 22 de dezembro de 1986, sendo considerado com o tempo de 30 anos de serviço, por ter sido julgado inválido para o serviço militar, em ATO DE SERVIÇO PÚBLICO em 23 de novembro de 1943.
NELSON DE PAULA MENDES residiu em CRUZEIRO – SP à Rua CORONEL JOSÉ DE CASTRO, números 858/866, tendo falecido em 2015.
102 a. das FEIRAS LIVRES DE SÃO PAULO, criadas no dia 24 de agosto de 1914.
 100 a. nasce JORGE MICHALANY em 24 de agosto de 1916. Seu pai era o médico sírio-libanês NAGIB FARIS MICHALANY, que imigrou para o BRASIL em 1911. Casou-se com a ítalo-brasileira VICTÓRIA LA TORRACA em 1915. Na revolução constitucionalista de 1932 seu pai ofereceu seus serviços cirúrgicos (era médico) à LEGIÃO PAULISTA, cujo chefe do corpo de saúde era o sírio-libanês brasileiro CAPITÃO KALIL AIDAR AUN. Com 15 anos de idade, JORGE ingressou na LEGIÃO PAULISTA como cabo enfermeiro, encarregado de pequenos curativos e de encaminhar para a Santa Casa de SÃO PAULO soldados ou voluntários adoentados. Sua mãe tornou-se uma fervorosa revolucionária, fazendo parte da Sociedade Sírio Libanesa Pró-Revolução, costurando uniformes e capas de chuva para os combatentes. JORGE MICHALANY montou no Museu de História da Medicina da Associação Paulista de Medicina, em 2003, uma vitrine da Revolução, contendo equipamento doado em grande parte pelo seu irmão DOUGLAS. Até as alianças de ferro de seus pais na Campanha DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO e seu certificado de uma medalhinha de ouro estão na vitrine. JORGE MICHALANY participou da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em junho de 1960. Atualmente é Curador do Museu de História da Medicina da Associação Paulista de Medicina. (Esses dados foram tirados da Revista do Historiador, da Academia Paulista de História, edição número 149, de novembro/dezembro de 2009). No dia 9 de julho de 2010 JORGE MICHALANY assumiu o Comando do Exército Constitucionalista, substituindo DORINA NOWILL. Em 9 de julho de 2011 JORGE MICHALANY não pode comparecer na passagem do comando do Exército Constitucionalista para ALFREDO PIRES, por motivo de saúde. Faleceu justamente num 9 de julho, em 2012.        
  97 a. nasce BARTOLOMÉ MAXIMILIANO MORÉ, músico cubano, em 24 de agosto de 1919.
  94 a. de Dona MARIA PORTUGUESA, irmã da LUCINDA. Nasceu em 24 de agosto de 1922. Já faleceu.
  90 a. da expulsão de ZINOVIEV pela chamada “declaração dos 13”, pelo pleno do Comitê Central do Partido Comunista da URSS, em 24 de agosto de 1926.
  89 a. nasce HARRY M. MARKOWITZ, economista norte-americano, NOBEL de 1990, em 24 de agosto de 1927.
  87 a. dos conflitos armados em JERUSALÉM entre árabes e judeus deixando mais de 500 mortos, em 24 de agosto de 1929.
  86 a. de um levante militar no PERU, derrubando o presidente AUGUSTO B. LEGUÍA, que havia governado didatorialmente o país durante onze anos. Em 24 de agosto de 1930.
  75 a. em que tropas britânicas, pelo sul e pelo oeste, e russas, pelo norte, ocupam pacificamente o IRÃ, na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 24 de agosto de 1941.
  73 a. da destruição de 80% de FRANKFURT (ALEMANHA), pela aviação aliada, na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 24 de agosto de 1943.
  73 a. falece SIMONE WEIL, escritora francesa, em 24 de agosto de 1943. 
  72 a. nasce o poeta PAULO LEMINSKI em 24 de agosto de 1944. Falece em 7 de junho de 1989.
  68 a. nasce JEAN MICHEL JARRE, compositor francês de música “pop”, em 24 de agosto de 1948.
  67 a. do encerramento virtual da guerra civil na GRÉCIA, uma luta de três anos contra a guerrilha comunista, em 24 de agosto de 1949.
  66 a. falece ARTURO ALESSANDRINI, ex-presidente do CHILE, em 24 de agosto de 1950.
  65 a. de um furacão que destruiu o pântano de GARDEDAS (MÉXICO), deixando 21 mortos e 250 feridos, em 24 de agosto de 1951.
  62 a. do suicídio de GETÚLIO VARGAS. Desde a noite anterior, de 23 de agosto de 1954, era grande a movimentação no PALÁCIO DO CATETE, que permaneceu todo iluminado com suas janelas abertas; mais de 100 automóveis entraram e saíram da sede do governo em poucas horas. O GENERAL ZENÓBIO DA COSTA, em companhia do MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES e do GENERAL ODYLIO DENYZ, chegou à sede do governo, nos primeiros minutos daquela terça-feira. O ministro da GUERRA, primeiramente, conferenciou com o chefe da CASA MILITAR, GENERAL CAIADO DE CASTRO e, a seguir, os três oficiais do Exército foram recebidos pelo presidente GETÚLIO VARGAS, que estava acompanhado do ministro da Fazenda, OSVALDO ARANHA, convocado um pouco antes e chegado em companhia de dois filhos. ZENÓBIO deu ciência da gravidade da situação, “que já não podia ser debelada por parte das Forças Armadas do Exército, contra as quais já se encontravam os chefes militares de mar e ar e certo número dos de terra”. GETÚLIO disse que no decorrer do dia convocaria o seu ministério para tomar uma deliberação. Nesse momento, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, propôs ao presidente que a reunião fosse imediatamente realizada, apesar do adiantado da hora. Aceita a sugestão, foi providenciada a convocação dos ministros, que, em uma hora, começaram a chegar ao palácio.
Em NITERÓI, o governador do Estado do RIO, ERNANI DO AMARAL PEIXOTO, genro do presidente, recebeu um telefonema de BENJAMIM VARGAS dizendo: “A coisa está se agravando aqui”. Ao chegar sua esposa, ALZIRA, disse-lhe “Vamos voltar imediatamente para o RIO”. Ela ainda protestou : “Mas estou acabando de chegar de lá e não há nada”. AMARAL PEIXOTO, precavido, tinha mandado segurar a barca e, a uma hora da manhã, chegaram ao CATETE. O governador fluminense subiu ao gabinete do presidente que, naquele exato momento, assinava um papel. Pensou que fosse algum documento lido na reunião, mas depois, soube-se que se tratava da “CARTA TESTAMENTO”. Logo depois, o ajudante de ordens avisou que os ministros já haviam chegado. GETÚLIO levantou-se com a maior calma e disse: “Vamos descer”.
Às duas horas da madrugada, com a presença de todos os titulares – exceto o ministro VICENTE RÁO, das Relações Exteriores, que se encontrava doente em SÃO PAULO -, teve início, no salão de banquetes do segundo andar, a histórica reunião ministerial presidida por GETÚLIO, que se sentou na cabeceira, tendo à sua direita ALZIRA VARGAS DO AMARAL PEIXOTO, na quina da mesa, seguindo-se no sentido anti-horário os ministros OSVALDO ARANHA, da FAZENDA; GUILLOBEL, da MARINHA; EPAMINONDAS, da AERONÁUTICA; APOLÔNIO SALES, da AGRICULTURA; o chefe do Estado-Maior das FORÇAS ARMADAS, MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, por determinação especial do presidente; HUGO DE FARIA, interino do TRABALHO; JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA, da VIAÇÃO E OBRAS; MÁRIO PINOTTI, da SAÚDE; EDGAR SANTOS, da EDUCAÇÃO E CULTURA; ZENÓBIO DA COSTA, da GUERRA; e TANCREDO NEVES, da JUSTIÇA. Em pé, à esquerda do presidente, o governador ERNANI DO AMARAL PEIXOTO, e à sua direita, um pouco mais afastados, ficaram MANECO VARGAS, JANGO GOULART, BENJAMIN VARGAS, os deputados DANTON COELHO, EUCLYDES ARANHA e AUGUSTO DO AMARAL PEIXOTO, o vice líder do governo, GENERAL CAIADO DE CASTRO, chefe do gabinete Militar (que chegou depois, porque estava tomando medidas de segurança) e, ao fundo, bem de frente para o presidente, estavam LOURIVAL FONTES, chefe do gabinete civil. Outros auxiliares e amigos também entraram durante a realização da reunião.
GETÚLIO VARGAS abriu a sessão e expôs em largos traços a situação, concedendo depois a palavra aos ministros militares, que deram sua opinião. Falaram em seguida os ministros civis, tecendo muitos comentários, muitas declarações de solidariedade e de preocupação pela segurança pessoal do presidente e de sua família, porém, sem que se tenha emitido uma opinião conclusiva, à exceção do ministro JOSÉ AMÉRICO, que aconselhou a fórmula honrosa de uma licença, o que seria aceita, e de OSVALDO ARANHA, que, tal como os três militares, lealmente se pronunciou pela renúncia, reiterando, entretanto, o seu irrestrito apoio, caso o presidente resolvesse resistir.
Por fim, o presidente concedeu a palavra ao MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, que informou ter se reunido, na tarde anterior, com os três chefes de Estado-Maior, e que assim podia fazer o seguinte quadro fiel da situação das três Forças Armadas: a AERONÁUTICA estava reunida, sob a orientação do BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, e sugeria a renúncia presidencial. A MARINHA também estava reunida com o ministro ligado aos seus almirantes, que desejavam a renúncia presidencial. No EXÉRCITO, embora sob a ação forte do GENERAL ZENÓBIO, os oficiais de postos menos elevados estavam agitados. Não se poderia contar com boa parte deles.
O ministro da GUERRA protestou contra a fidelidade das informações do seu chefe de Estado-Maior, GENERAL FIÚZA DE CASTRO, ao que o marechal retorquiu que eram verdadeiras e ainda afirmou que a resistência levaria à guerra civil.
ALZIRA VARGAS não agüentou e afirmou que tinha feito vários contatos com oficiais do Exército leais e que todos afirmaram que poderiam contar com o apoio necessário para a defesa do governo do presidente GETÚLIO VARGAS e não satisfeita indagou aos ministros da AERONÁUTICA e da MARINHA, se esse apoio também não poderia vir de suas armas.
O ministro da MARINHA, RENATO GUILLOBEL, virou-se e disse: “Presidente, o seu destino é ser traído pelos chefes militares”. O presidente pediu a opinião do GENERAL CAIADO, que opinou pela resistência armada, quando o GENERAL ZENÓBIO respondeu-lhe: “Neste caso, com a devida permissão do presidente, eu lhe darei o comando da infantaria, que vai resistir ...”
O GENERAL CAIADO, herói da Segunda Guerra Mundial, quando comandou justamente o 1º Regimento de Infantaria da FEB, respondeu aceitando o alvitre.
O deputado DANTON COELHO interferiu, intempestivamente, adjetivando a senhora genitora do ministro do ministro ZENÓBIO e ainda, em alto e bom som, declarou: “Todo esse movimento não é contra o presidente e sim contra o senhor, general, pois o Exército não ficou satisfeito com sua nomeação para o ministro da GUERRA”.
O titular da GUERRA protestou, de modo veemente, ante tal assertiva. DANTON, respondendo, o chamou de traidor. Ainda em pleno debate, o GENERAL ZENÓBIO foi várias vezes interpelado, não só pelo presidente, como também por ALZIRA, sobre as possibilidades de resistência, respondendo sempre que “estava pronto para resistir, embora sem certeza de êxito, pois contava apenas com parte do Exército”.
Nesse momento, o chefe de polícia CORONEL PAULO TORRES, que se encontrava na varanda ao lado do salão, ouvindo os acalorados debates, chamou o governador AMARAL PEIXOTO e disse: “Se o presidente der a ordem, eu prendo esses generais, porque eles não têm comando. A informação que eu tenho é de que o pessoal da VILA está muito firme ao lado do presidente”.
Admitida a falta de apoio militar ao presidente, passou-se a cogitar da renúncia ou da resistência armada e, finalmente, de uma terceira hipótese, o licenciamento do presidente da República.
Diante das vacilações de seus ministros e dos incidentes que estavam tumultuando aquele conselho, o presidente GETÚLIO VARGAS, desassombradamente, tomou a palavra e encerrou definitivamente os debates nos seguintes termos: “Não me interessam a minha segurança e a de minha família, e sim a situação do país. Já que o ministério não chegou a uma conclusão, eu vou decidir. Determino que os ministros militares mantenham a ordem pública. Se a ordem for mantida entrarei com um pedido de licença. Em caso contrário os revoltosos encontrarão aqui o meu cadáver”.
Em seguida retirou-se sob grande salva de palmas, abraçando sua filha ALZIRA VARGAS DO AMARAL PEIXOTO. Ao sair, determinou ao governador fluminense: “O senhor redija uma nota sobre isso”, a qual foi feita juntamente com TANCREDO e OSVALDO ARANHA. Enquanto isso os auxiliares de governo esvaziavam as gavetas e embalavam todos os documentos para serem transferidos para outro local.
Eram 4 horas e 20 minutos, estava finda a reunião e aparentemente superada a gravíssima crise nacional, sem derramamento de sangue, graças à decisão do presidente VARGAS, que preferiu deixar o posto. O presidente chamou JOÃO GOULART e entregou um envelope fechado, sem nada escrito, e recomendou que fosse para o RIO GRANDE DO SUL, para que ficasse afastado do torvelinho da capital do país e ainda lhe disse que só lesse a carta quando chegasse ao sul.
O MARECHAL MASCARENHAS observou que o ministro ZENÓBIO e o GENERAL DENYS estavam visivelmente preocupados, provavelmente sobre a reação dos seus comandados quanto à aceitação do ato presidencial de simples licenciamento e não de renúncia.
A chamado do ministro OSVALDO ARANHA, os três militares retornaram e permaneceram até às 5:10 horas, quando foi entregue uma nota oficial, expressando a decisão do presidente: “O presidente da República reuniu hoje o ministério para exame da situação político-militar criada no país. Ouvidos os ministros, cada um de per si, foram debatidos longamente os diversos aspectos da crise, e as suas graves conseqüências. Deliberou o presidente GETÚLIO VARGAS, com integral solidariedade dos seus ministros, entrar em licença, passando o governo ao seu substituto legal, desde que seja mantida a ordem, respeitados os poderes constitucionais e honrados os compromissos solenemente assumidos perante a nação pelos oficiais-generais de nossas Forças Armadas. Em caso contrário, persistirá inabalável no seu propósito de defender as suas prerrogativas constitucionais com sacrifício, se necessário de sua própria vida”. A imprensa, acreditada no palácio, recebeu a nota do chefe do gabinete civil, LOURIVAL FONTES, que foi lida pelo jornalista HÉRBERT MOSES, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, que lá se encontrava. Enquanto realizava a reunião ministerial, CAFÉ FILHO declarou aos jornalistas, em sua residência que ignorava toda e qualquer informação a respeito da renúncia do presidente.
Nas imediações do CATETE, grande era a movimentação de populares, a maioria contrária a GETÚLIO VARGAS, e de carros que chegavam e entravam pelos portões do palácio, apesar das ruas próximas estarem interditadas. Ainda no meio da reunião, a rádio TUPI conseguiu romper a censura existente, sendo a primeira a divulgar a falsa notícia de que  o presidente VARGAS havia renunciado. Taxistas comemoraram a divulgação da informação. Nesse momento, CAFÉ FILHO, de pijama, recebeu os primeiros abraços em sua residência de precipitados amigos e dos puxa-sacos de sempre.
O BRIGADEIRO NERO MOURA, ex-ministro da AERONÁUTICA, tentou às 4 horas chegar ao palácio, mas foi barrado por tropas militares ainda na rua do CATETE. Melhor sorte teve o prefeito do DISTRITO FEDERAL, CORONEL DULCÍDIO CARDOSO, que conseguiu entrar na sede do governo logo depois.
O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES estava no Quartel General aguardando os acontecimentos. A RÁDIO GLOBO começou também a transmitir falsas notícias de renúncia, intercaladas com marchas militares. A divulgação da renúncia pelas emissoras de rádio foi recebida por foguetes em vários pontos da cidade.
ALZIRA, juntamente com seu marido ERNANI DO AMARAL PEIXOTO e o ministro OSVALDO ARANHA, foi até o quarto do presidente. Ela entrou e disse que os dois estavam ali para mostrar a nota, a resposta foi seca: “O que eles resolverem, está resolvido”. Estava totalmente desinteressado. ALZIRA falou ainda a seu pai que “faria uma traquinagem”, pois havia falado com oficiais leais na VILA MILITAR e eles haviam dito que “ficasse descansada, porque a VILA estava firme”; no que seu pai respondeu: “Não adianta, o ZENÓBIO já está convidado pelo CAFÉ para continuar no ministério”. Ela surpresa, indagou o porquê de ele não haver dito antes. GETÚLIO com desdém respondeu: “o que iria adiantar?”
O ministro da GUERRA, quando retornou ao PALÁCIO DUQUE DE CAXIAS, convocou uma reunião com todos os generais para as 6 horas e 30 minutos, em seu gabinete. LOURIVAL FONTES anunciou à imprensa: “CAFÉ tomará posse logo mais à tarde”.
Com meia hora de atraso, teve início a reunião com os generais, e ZENÓBIO explicou a todos a decisão tomada. Ao ser indagado: “Mas depois dessa licença, o presidente volta?” – acredita-se que a pergunta tenha sido feita pelo GENERAL FIÚZA DE CASTRO; o ministro da GUERRA respondeu: “Não, é claro que não!”.
Presente como testemunha do fato, o general MORAES ÂNCORA, ex-chefe de polícia e muito amigo do presidente, foi ao CATETE e contou ao GENERAL CAIADO DE CASTRO, na presença de BEJO VARGAS, que havia subido ao quarto do seu irmão GETÚLIO, e participado o grave ocorrido no ministério da GUERRA, quando o presidente teria perguntado: “Então estou deposto?”; e BENJAMIN ainda acrescentou que “tinha sido intimado a depor no GALEÃO”. O presidente, contrariado, disse: “Não, você não vai. Eles que venham ouvir você aqui. Eu ainda sou o presidente!”
GETÚLIO pediu para seu irmão descer o obter mais informações. Ele ficou sozinho até por volta das 7 horas, quando foi procurado pelo barbeiro, que veio perguntar se queria fazer a barba. Disse que não e dispensou-o dizendo que queria descansar um pouco mais. Pouco depois, deixou o quarto e foi até o gabinete de trabalho que ficava ao lado. Ainda de pijama, fora buscar o revólver que estava guardado no cofre do gabinete.
Às 8 horas e 35 minutos, exatamente, o presidente da República GETÚLIO DORNELLES VARGAS, de 72 anos, que havia governado o BRASIL por quase duas décadas, colocou fim à sua vida com um disparo em seu coração. Dia 24 de agosto era data de aniversário de seu filho caçula, GETULINHO, que havia falecido em SÃO PAULO, em 1943, com apenas 23 anos, vítima de poliomielite.
O tiro foi ouvido por aqueles que estavam por perto. A primeira pessoa a entrar no quarto do presidente foi sua esposa, dona DARCY (pronuncia-se DÁRCI), que dormia no quarto ao lado e entrou por uma porta interna. Ao ver o marido, que ainda vestia um pijama, com as pernas para fora da cama e com um revólver “COLT”, calibre 32, carga dupla, com o cabo de madrepérola, na sua mão direita, mortalmente ferido, desesperada gritou: “GETÚLIO, POR QUE FIZESTE ISTO?”. Dona DARCY SARMANHO VARGAS viveu nesse dia outro drama: sua irmã, ADA MOTTA, que residia no RIO GRANDE DO SUL, ao ouvir a notícia da morte do cunhado presidente pelo rádio, sofreu um infarto fatal.
A seguir chegou o ajudante de ordens, MAJOR HERNANI FITTIPALDI, que estava na porta do elevador do 3º andar, ala residencial do Palácio. O GENERAL CAIADO DE CASTRO ao saber da triste ocorrência teve um desfalecimento.                   
Sua filha ALZIRA falava por telefone com oficiais de confiança da VILA MILITAR, que apoiavam o presidente, quando alguém a segurou pelos ombros e gritou: “ALZIRA, seu pai!”. Ela saiu correndo em direção ao aposento presidencial, como todos que estavam no PALÁCIO DO CATETE naquele exato momento. Quando chegou, ele estava agonizando, e ela, chorando, jogou-se sobre ele. Com ajuda do ministro da Justiça, TANCREDO NEVES, conseguiram colocar o corpo sobre a cama, no lado esquerdo do leito. Procuraram estancar o sangue, mas não conseguiram. Ele, ainda com vida, lançou um olhar circunvagante pelas pessoas que estavam no quarto. Quando se deteve com os olhos em sua filha ALZIRA, sorrindo levemente e dando a impressão de experimentar um frisson de emoção, ele morreu.
O médico FLÁVIO MIGUEZ DE MELO, colega de turma de LUTERO, que o assistia, estava sentado ao lado dele com um aparelho de pressão, balançando a cabeça, quis dizer que era inútil. Apesar disso, uma ambulância do SAMDU foi chamada com urgência ao Palácio, mas o médico RODOLFO SAMUEL MOREIRA, que foi atendê-lo, já o encontrou morto.
O governador AMARAL PEIXOTO conseguiu tirar sua esposa do lado do pai, que, ainda muito abalada, foi colocada em uma poltrona. Nesse momento, observou em cima do criado-mudo um envelope em branco, ao abri-lo constatou que era um documento de despedida. Nessa hora, chegou ao quarto OSVALDO ARANHA, que fora avisado da morte do presidente por BENJAMIM VARGAS. AMARAL PEIXOTO entregou a OSVALDO a carta, uma ligação foi feita para a rádio NACIONAL. O ministro da Fazenda tentou lê-la, mas não conseguiu, pois começou a chorar copiosamente. Seu filho, EUCLIDES, emocionado, terminou por ele.
Desde a divulgação da notícia da morte do presidente, centenas de milhares de pessoas acorreram para o Palácio do CATETE. O grande caixão negro, não podendo ser carregado em virtude do grande número de pessoas, desceu pelas mãos dos presentes que se acotovelavam nos degraus, passando sobre a cabeça de todos até chegar ao salão, onde foi colocado na eça. Quando descia o esquife, alguém tentou se agarrar a um grande lustre que iluminava a escadaria. Não agüentando o peso do pretenso Tarsan tupiniquim, veio a cair sobre várias pessoas, ferindo-as.
Em todo o BRASL, o povo, em estado de choque, saiu para prantear a memória de GETÚLIO VARGAS. O comércio, por meio da Federação do Comércio, fechou suas portas em sinal de luto, bem como as escolas, repartições públicas, clubes, fábricas. A bandeira nacional foi hasteada no país inteiro a meio pau, em sinal de luto.
Pelo Decreto n º 36.114, de 24 de agosto de 1954, JOÃO CAFÉ FILHO decretou luto oficial por oito dias:
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 87, item I, da Constituição e, tendo em vista o disposto no art. 53 do Decreto n º 24.910, de 4 de maio de 1948, decreta:
Art 1º É decretado luto oficial por oito dias, em sinal de pesar pelo falecimento do Presidente da República, Doutor GETÚLIO DORNELLES VARGAS.
Art 2 º O presente decreto entra em vigor na data de sua publicação.
RIO DE JANEIRO, 24 DE AGOSTO DE 1954, 133 º DA INDEPENDÊNCIA E 66 º DA REPÚBLICA.    
CARTA–TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS.
“Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime da garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço de seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”
GETÚLIO VARGAS foi chamado de PAI DOS POBRES. O CHEFE. O HOMEM. Sua carta–testamento, na qual dá suas razões para o gesto extremo, é um dos mais conhecidos documentos históricos. 
  57 a. falece meu avô MANUEL PINTO DA FONSECA, no dia 24 de agosto de 1959.  Nasceu em 17 de junho de 1877.
  57 a. RENOBERTO, nascido em 24 de agosto de 1959. Filho de tio RENATO PINTO DA FONSECA (FALECIDO).
  56 a. da tragédia que enlutou SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, quando um ônibus caiu no RIO TURVO, perecendo 59 estudantes, no dia 24 de agosto de 1960.
  53 a. das anotações feitas em 24 de agosto de 1963. Ano 14º - Mês 2º - Dia 46º. 5 anos e 81 dias na Força Pública. 1656 dias na Escola de Oficiais. Nesse sábado tinha como idéia fazer uma visita a meus pais em POÁ e já começar os aprontos acerca dos dias 7 e 8 de setembro, datas que serão famosas para mim, quando finalmente deixarei de ser aluno oficial e começarei uma vida nova como aspirante a oficial. Saio cedo de casa. Consigo tomar o trem das 8:17 horas. Faço uma viagem muito boa, sendo que me sentia otimista, pois tenho a certeza de ser o vencedor da tremenda luta que travei na Força Pública. Já em POÁ, passo pelo Destacamento Policial. Converso com o 3º SARGENTO NELSON RIZZO, doutor BERNARDO GUEDES, soldados JOÃO GONÇALVES, ELSIO, MIGUEL e outros. O pessoal da delegacia já não me trata mais como aluno oficial e praticamente já me promoveram antes do tempo.
Encontro-me com o senhor JOSÉ LOURENÇO MARQUES DA SILVA, ex-prefeito de POÁ, sendo que o mesmo me dá a certeza de que vai à minha festa no dia 7 de setembro.
Em casa de meus pais tudo está na mesma. Hoje se comemora mais uma passagem do falecimento do meu avô MANUEL FONSECA – quarto ano – e a família está quase que toda em POÁ.
Meus pais não estão gostando nada dessa situação de meu irmão CARLOS permanecer ainda em PERNAMBUCO. No próximo dia 11 ele completa um ano em LIMOEIRO. Também quem está desesperada é a sua namorada MARLY RIBAS, que somente tem conhecimento do meu irmão por intermédio de cartas.
O soldado JOÃO DOS SANTOS comprou uma lambreta e com o mesmo dou um pulo até o meu terreno na VILA ROMANO. Ali está havendo um progresso interessante: casas e mais casas brotam nos loteamentos vizinhos, fazendo com que uma das pessoas que moram ali me oferecesse 150 mil cruzeiros em dinheiro pelo terreno que comprei por pouco mais de 17 mil cruzeiros.
Até o almoço sair, converso com diversos conhecidos. A família FONSECA está quase que toda reunida em casa de tia LOURDES. Vou até lá, encontrando-me com tio JOSÉ e tia JÚLIETA, tia COTA, prima CARMEM. Convido-os para a FESTA DA ESPADA, e converso com eles até quase 15 horas. Passo novamente pelo Destacamento Policial e às 17 horas chego em casa de meus pais para descansar um pouco.
MARLY RIBAS, namorada de meu irmão, e sua irmã estiveram visitando meus pais. Os comentários sobre a ausência do CARLOS continuam. Cada vez que vou a POÁ o tempo passa depressa e as horas voam. Assim é que nem sinto o sábado passar. Janto e somente vou me despedir do pessoal de casa às 19:30 horas. No entanto não retorno logo a SÃO PAULO. Na porta do CINE COLONIAL converso com o Soldado FLORISBELO sobre a festa do dia 8 de setembro em POÁ, quando os soldados do Destacamento vão me dar um jantar em comemoração à minha declaração de ASPIRANTE A OFICIAL. Ainda com o NEVES e o RIZZO assisto o filme O HOMEM QUE DESTRÓI que traz a história de um major engenheiro, americano, que é encarregado de impedir o avanço japonês em território chinês. Para isso ele tem de destruir depósitos de munição, pontes, estradas, com uma equipe de demolidores. Não assisto “QUASE UM ASSASSINO”, com JAMES MASON, porque já era mais de 22 horas. Antes de tomar o trem das 22:49 horas converso com meu tio RENATO FONSECA que se encontrava no “O QUIOSQUE”. Chego em casa depois da meia noite.       
  52 a. nasce SANDRA REGINA MACHADO, filha de ANÍSIA MACHADO, uma empregada doméstica, no GUARUJÁ, no dia 24 de agosto de 1964. Em 1991, SANDRA entra com uma ação na Justiça de SANTOS para que PELÉ reconheça a paternidade. No ano seguinte, 1992, um exame de DNA comprova que SANDRA é filha do ex-jogador. Em agosto de 1993, a Justiça de SANTOS dá ganho de causa a SANDRA, baseando-se em exames de DNA. A defesa de PELÉ recorre. Em abril de 1995, o Tribunal de Justiça do Estado de SÃO PAULO concede sentença reconhecendo a paternidade de PELÉ. O ex-jogador recorre. Em 15 de agosto de 1996, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) mantém a decisão do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO, que reconheceu SANDRA como filha de PELÉ. Em fevereiro de 1997, SANDRA se casa com OSÉAS FELINTO, sem a presença de PELÉ na cerimônia. Em 30 de junho de 1997, SANDRA lança o livro “A FILHA QUE O REI NÃO QUIS”, que conta a sua história. Em 2 de outubro de 2000 ela é eleita vereadora em SANTOS pelo PSDB, recebendo 3.315 votos. Em novembro de 2001, SANDRA tem seu projeto de lei que estabelece testes de DNA gratuitos na cidade aprovado pela Câmara de SANTOS. Em 6 de dezembro de 2001, o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO sanciona lei que prevê exames gratuitos de DNA em toda a rede pública do país. SANDRA foi uma das defensoras do projeto. Em outro 2004, é reeleita vereadora em SANTOS, com cerca de cinco mil votos. Em 2005, os médicos diagnosticam que SANDRA tem câncer de mama. Em 17 de outubro de 2006, SANDRA REGINA MACHADO ARANTES DO NASCIMENTO FELINTO morre, às 10 horas, vítima de câncer de mama.    
  52 a. das anotações feitas em 24 de agosto de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 46º - 6 anos e 81 dias na FORÇA PÚBLICA – 93 dias como 2º TENENTE – 340 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O BG entra em sua semana decisiva de aprontos para a festa de 1º de setembro. O 1º TENENTE JOSÉ VICENTE MARINO retorna do QUARTEL GENERAL e ataca com vontade a questão da pintura do Batalhão. O BG está ficando com um aspecto formidável. Sentimos com vontade de pertencer a uma Unidade onde há cooperação de todos.
Notícia triste é aquela que temos com relação ao Chefe do Estado Maior da Corporação. O CORONEL JOSE´VILLELA SANTOS sofreu um infarto em 22 de agosto e está internado no Hospital SANTA ADELAIDE. O CORONEL VILLELA foi nosso comandante no BG e tememos que não mais volte a ser Chefe do Estado Maior. Responde por ele o CORONEL GERALDO PROFÍCIO, Inspetor Geral de Formação.
Nesta manhã há reunião do Conselho de Administração e perco três horas secretariando a mesma. Estudamos a concorrência administrativa para comprar uma cadeira de barbeiro, de ferro fundido, encosto e assento estofados e ferragens cromeadas, revestida em fórmica com duas gavetas. Também estudamos uma outra concorrência administrativa, desta feita para a compra de uma máquina elétrica marca “OSTER” com dois pentes. Tudo isso será em proveito para a montagem da barbearia dos oficiais.   
  51 a. das anotações feitas em 24 de agosto de 1965 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 2º - DIA 46º- 7 anos e 81 dias na FORÇA PÚBLICA - 458 dias como 2º TENENTE - 705 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Há um preparativo para a festa de aniversário do BATALHÃO DE GUARDAS (1º de setembro). Ajudo a treinar a tropa, separada em duas companhias. Fico com aquela comandada pelo 1º TENENTE PLÍNIO VAZ. Isso vai até às 8:30 horas.
O expediente transcorre rapidíssimo para mim. Todo tempo disponível dedico à confecção de fichas para meus alunos, cujo total, ultrapassa, no momento, a sessenta.
Os Aspirantes HUGO CLIVATTI, CLAUDEONOR MAIORINO, SALLES JÚNIOR, CRISPINIANO, JOSÉ HAMILTON PORT, PAULO OVÍDIO TODDAY e BARROS estão eufóricos. Hoje é o derradeiro dia de aspirantado. Serão promovidos a segundos-tenentes amanhã. Com isso me lembro da época em que fui também promovido ao oficialato e de como me senti em 24 de maio de 1964. Hoje leio as passagens para a reserva do CORONEL JOÃO BATISTA CARDOSO (Comandante do 6º BP - SANTOS) e CORONEL MÉDICO MARCO AURÉLIO CIDADE (atualmente Inspetor de Saúde).
O expediente é rápido, sem grandes agitações e, na reunião de oficiais, sou escalado para representar o BATALHÃO D GUARDAS nas solenidades ao DUQUE DE CAXIAS, na Praça PRINCESA ISABEL, amanhã, juntamente com o Aspirante BARROS.
Às 14 horas repito a façanha de ontem. Inicio uma aula para mais de trinta soldados, que vai até às 18 horas. Dedico um espaço de tempo para descansar a mente, conversando com o 2º TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA e ASPIRANTES CLIVATTI, SALLES JÚNIOR, MAIORINO e outros.
Às 19:30 horas dou a aula dos cabos, de português, tal como havia feito antes para os soldados. Chego em casa às 22 horas, após viajar num ônibus VILA ALBERTINA.
  50 a. das anotações feitas em 24 de agosto de 1966 (quarta-feira).  AN0 17º - MÊS 2º - DIA 46º. 8 ANOS E 81 DIAS NA FORÇA PÚBLICA – 227 dias como 2º TENENTE – 141 dias na 2ª Companhia Independente.
Nesta quarta-feira tenho muita coisa para fazer na Avenida TIRADENTES e adjacências. Sendo assim, não rumo diretamente para GUARULHOS.
Às 8:30 horas estou chegando no Serviço de Fundos. Converso com o CAPITÃO CARLOS GIRALDES (TESOUREIRO GERAL, que substituiu o MAJOR WALDOMIRO DE ABREU). Ali soube que a 2ª Companhia Independente ainda não tem consignações. Encontro-me com o 2º TENENTE QOAA RUI MARTINEZ GALARÇA, da COMPANHIA DE GUARDAS (está eufórico porque amanhã será promovido a 1º TENENTE).
Desço ao Serviço de Comunicações. Preciso arrumar cinquenta lâmpadas com o 2º TENENTE PEIXOTO. O negócio é um tanto demorado porque os oficiais estão em reunião.
Naquele setor encontro-me com diversos oficiais: CAPITÃO WÁLTER CARLSON (adido ao S Com), 1º TENENTE ALCIDES MORALES, 2º TENENTE ARSONVAL VALÉRIO SBRISSA, 2º TENENTE QOAA LETÁCIO PACHECO, 2º TENENTE QOAA NERCÍLIO, 2º TENENTE QOAA SANTANA e outros.
Resolvido o problema, rumo para GUARULHOS, onde chego às 11 horas. Os oficiais estão jogando futebol e permaneço na Companhia, praticamente à vontade, até o término do expediente.
Nesta tarde, preciso ir até a CÁSSIO MUNIZ pagar a segunda prestação de dez mil e quinhentos cruzeiros, referente à compra da televisão GE. Embarco no ônibus SOROCABANA. Desço na Avenida TIRADENTES e pego o EATAÇÕES na JOÃO TEODORO.
Na CÁSSIO MUNIZ o pagamento é rápido. Rumo então para meu lar. O resto da quarta-feira é tranquilo, ao lado de minha família.
  48 a. da suspensão das garantias constitucionais no PERU, em 24 de agosto de 1968.
  48 a. da deflagração da primeira BOMBA H, pela FRANÇA, no PACÍFICO, em 24 de agosto de 1968.
  43 a. da designação do GENERAL AUGUSTO PINOCHET como comandante do exército chileno, substituindo CARLOS PRATS, em 24 de agosto de 1973.
  39 a. nasce DENÍLSON DE OLIVEIRA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no dia 24 de agosto de 1977. Clubes em que serviu: SÃO PAULO (1994 a 1998), BETIS – ESP (1998 a 2000 e 2001 a 2005), FLAMENGO (2000), BOURDEAUX – FRANÇA (2005 e 2006), AL NASSR- ARS (2006) e FC DALLAS – EUA (2007). TÍTULOS: COPA CONMEBOL – SÃO PAULO (1994), CAMPEONATO PAULISTA – SÃO PAULO (1998), COPA AMÉRICA – BRASIL (1997) e COPA DO MUNDO – BRASIL (2002). O PALMEIRAS anunciou em 8 de fevereiro de 2008 que DENÍLSON ficará no clube até 31 de dezembro. Ele aceitou um contrato de risco (receberá apenas se jogar). Além disso, as partes definiram uma cláusula que libera o jogador no caso de ele receber propostas no exterior.
  35 a. da sentença de 20 anos de prisão à detenção perpétua a MARK DAVID CHAPMAN, o homem que assassinou o beatle JOHN LENNON, em 24 de agosto de 1981.
  32 a. do programa de TV “CHAVES”. Desde 24 de agosto de 1984 o público acostumou-se com frases repetidas na tela do SBT incontáveis vezes: “Foi sem querer querendo”, “Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha”. A emissora de SÍLVIO SANTOS, nos últimos anos, apresentou “CHAVES” em diversos horários. Começou no final da tarde no “TV POWN”, apresentado por PAULO BARBOSA, foi para o horário do almoço, ocupou os fins de semana e, em 2004, para fazer frente à RECORD, volta ao final das tarde. “CHAVES” trata do dia-a-dia dos moradores de uma vila mexicana. O centro das atenções é o menino CHAVES, vivido pelo ator ROBERTO BOLAÑOS – o criador da série. Órfão, ele mora em um barril. Sua melhor amiga é CHIQUINHA (MARIA ANTONIETA RODRIGUES), filha do seu MADRUGA (RAMÓN CASTILLO). Fecha o triângulo infantil o mimado QUICO (CARLOS ESLAVA), filho de dona FLORINDA (FLORINDA GARCIA), uma dona-de-casa que se acha mais rica do que os vizinhos. O convívio entre os atores de “CHAVES” foi tão intenso entre 1971 e 1983 que BOLAÑOS e FLORINDA iniciaram um romance em 1978. Viveram juntos desde então e tiveram seis filhos e 12 netos. Casaram-se em 19 de novembro de 2004, na CIDADE DO MÉXICO (ele, com 75 anos, e ela, com 56). 
  32 a. do acordo do presidente da COLÔMBIA, BELISÁRIO BETANCUR, com os guerrilheiros do M-19, estabelecendo que estes abandonariam as armas, após dezesseis anos de violência política, em 24 de agosto de 1984.
  30 a. falece o TENENTE-CORONEL DENT JOSÉ FRAGETTI PAULUCCI, em 24 de agosto de 1986. Nasceu em AVARÉ, no dia 19 de março de 1921. Em 1949, com a abertura de novas vagas no quadro de oficiais-dentistas do Departamento Odontológico da FORÇA PÚBLICA, prestou concurso para 2º Tenente Dentista e foi aprovado em primeiro lugar. O Departamento Odontológico era subordinado ao Serviço Médico. Nomeado, a 25 de agosto de 1949, no posto de 2º Tenente Dentista Estagiário, foi apresentado ao CIM (Centro de Instrução Militar), a fim de cumprir estágio. Findo este, foi apresentado ao SS (SERVIÇO DE SAÚDE), de onde foi remanejado, como adido, ao BG (BATALHÃO DE GUARDAS) em janeiro de 1950. Em 25 de agosto de 1950 foi promovido a 1º Tenente Dentista e classificado no BG, por efeito de promoção, em 11 de novembro de 1950, onde exerceu a função de cirurgião dentista clínico e radiologista até o ano de 1952, quando, por conveniência do serviço, foi transferido para o SERVIÇO DE SAÚDE. Foi promovido a CAPITÃO DENT em 25 de agosto de 1952. Nesse mesmo ano, junto com o chefe do Departamento Odontológico, TENENTE-CORONEL DENT BRENO, o MAJOR MÉD MARCO AURÉLIO CIDADE e outros oficiais do quadro de saúde, partiram para os ESTADOS UNIDOS em viagem de estudos, com a finalidade de melhorar o padrão dos serviços de saúde da FORÇA PÚBLICA. Em 25 de agosto de 1958 foi promovido a MAJOR DENT e, finalmente, ao posto de TENENTE-CORONEL DENT, em 14 de abril de 1960, assumindo a chefia do DEPARTAMENTO ODONTOLÓGICO.
Em 1960, uma grave crise, gerada por fatores políticos e econômicos, atingiu a FORÇA PÚBLICA. Jovens oficiais do CORPO DE BOMBEIROS iniciaram um movimento por melhores condições de trabalho. O TENENTE-CORONEL DENT PAULUCCI e outros colegas de farda, manifestando solidariedade aos demais companheiros da Milícia, foram presos e encaminhados ao 7º Batalhão da FORÇA PÚBLICA, na cidade de SOROCABA. Tendo já alcançado o ápice de sua carreira de dentista policial-militar, não se acomodou. Ao contrário, dedicou-se com afinco a conseguir, junto ao Comando Geral, a autonomia do Departamento Odontológico, já que este era subordinado ao SERVIÇO MÉDICO. Em 25 de setembro de 1964, seus esforços foram coroados, com a criação do SERVIÇO ODONTOLÓGICO, como unidade administrativa autônoma.
Mais tarde, em 1965, suplantou ironias e a descrença de muitos companheiros que diziam estar ele correndo atrás de uma utopia, e desencadeou uma nova luta, agora para a construção e equipamento do novo prédio do SERVIÇO ODONTOLÓGICO. Seu ideal foi coroado de êxito quando o edifício sede do atual C ODONT, construído dentro dos requisitos determinados pela moderna odontologia da época, foi inaugurado em 30 de janeiro de 1972 pelo então Governador do Estado, doutor ROBERTO COSTA DE ABREU SODRÉ. Em 14 de janeiro de 1972, assumiu a função de Chefe do Serviço Farmacêutico até o mês de julho do mesmo ano.
Ao ser transferido para a reserva, em 19 de dezembro de 1980, o TENENTE-CORONEL PAULUCCI deixou atrás de si um extenso rol de obras marcantes, consubstanciadas na estrutura racional dos serviços odontológicos e na dinâmica de atendimento, pois, numa época de transição em que a Corporação se transformava e crescia, soube ele acompanhar este ritmo evolutivo, idealizando, liderando e chefiando o Centro Odontológico. Faleceu em SÃO PAULO, em 24 de agosto de 1986, aos 65 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério da LAPA. O TENENTE-CORONEL DENT MAURO PAULUCCI, seu filho, foi chefe do C Odont de 25 de agosto de 2003 a 24 de janeiro de 2004. 
  27 a. jantar na TÁVOLA, no BIXIGA, em 24 de agosto de 1989, quando eu comandava a área Centro, CPAM-1.
  26 a. no posto de CORONEL PM TADEU SIMÕES MACHADO. Foi promovido em 24 de agosto de 1990.
  26 a. falece VÍCTOR CIVITA, em 24 de agosto de 1990. Nasceu em 9 de fevereiro de 1907.
  26 a. da REBELIÃO no PRESÍDIO DE CONTAGEM (MG), em 24 de agosto de 1990, envolvendo o Cel. EDGAR SOARES, colega  meu do CSP-87.
  25 a. da DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DA UCRÂNIA, no dia 24 de agosto de 1991.
  25 a. da DISSOLUÇÃO DO PCUS, em 24 de agosto de 1991. MIKHAIL GORBACHEV demitia-se da Secretaria Geral do PCUS.
  24 a. da leitura do RELATÓRIO DA CPI do PC, em 24 de agosto de 1992 (apurou as patifarias do ex-tesoureiro de campanha de FERNANDO COLLOR DE MELLO, PAULO CÉSAR FARIAS). COLLOR DE MELLO era acusado de corrupção por uma comissão parlamentar.
  22 a. do banimento do capitão argentino DIEGO MARADONA, por 15 meses, pela FIFA, por ter tomado drogas que foram detectadas no exame antidoping nas finais da COPA DO MUNDO. A decisão foi tomada em uma reunião durou mais de três horas. A punição era a mesma que foi imposta ao jogador por ter se drogado com cocaína em 1991. A sentença do banimento foi anunciada em 24 de agosto de 1994.
  21 a. falece o fotógrafo alemão ALFRED EISENSTAEDT, famoso por ter registrado o beijo de um marinheiro numa enfermeira no TIMES SQUARE,  NOVA IORQUE, na comemoração do fim da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. EISENSTAEDT faleceu em 24 de agosto de 1995.
  21 a. do estabelecimento do governo do ZAIRE com a ONU de um acordo para deportar cerca de 13 mil ruandenses e burundeses, enquanto outros 130 mil se escondiam nas montanhas, em 24 de agosto de 1995.
  19 a. falece o roteirista de TV, WÁLTER GEORGE DURST, no dia 24 de agosto de 1997. DURST tinha câncer na medula. Outras anotações nesta data: neste domingo, pela manhã, assisto o GP da BÉLGICA, no circuito de SPAFRANCORCHAMPS. MICHAEL SCHUMACHER vence pela 26ª vez na F1. Terminada a corrida, LUCINDA acompanha-me em mais uma viagem até POÁ. Já no município onde nasci, passamos por uma padaria local. Na Avenida 26 de Março, encontramos meu primo CIDO. Conversamos com o mesmo. Fala de sua esposa, que recentemente sofreu delicada operação no Hospital das Clínicas para retirada de três tumores malignos. Minha mãe faz hoje uma bacalhoada. Conversamos com o ADALVO que está consertando um fogão velho de dona ALICE, mas que ela estima muito e não quer trocá-lo por um outro que meu irmão trouxe. Aparecem em sua casa o MÁRIO e o FELIPE. O MÁRIO diz que a partir do dia 18 de agosto largou o serviço de vigilante noturno que estava estragando com sua saúde. Minha mãe lembrou o 43º aniversário do falecimento de GETÚLIO VARGAS e o 38º aniversário da morte de seu pai, MANOEL PINTO DA FONSECA (em 24 de maio de 1954 e 1959, respectivamente). Enquanto LUCINDA conversa com dona ALICE, descanso no quarto de minha adolescência, dormindo até 16:30 horas. Saímos de POÁ às 17 horas.   
O hipódromo de LONGCHAMP, em PARIS, foi pequeno para acomodar o público de mais de um milhão de pessoas que acompanhou a missa celebrada hoje pelo PAPA JOÃO PAULO II. A missa coincidiu com o aniversário do MASSACRE DE SÃO BARTOLOMEU, ocorrido em 24 de agosto de 1972.
  19 a. do encerramento em PARIS, pelo PAPA JOÃO PAULO II, em frente a um milhão de peregrinos de 140 países, as XII JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE, em 24 de agosto de 1997. Antes de retornar ao VATICANO, o PAPA se encontrou com o primeiro-ministro LIONEL JOSPIN. 
  18 a. das seguintes anotações feitas em 24 de agosto de 1998:nesta segunda-feira, logo cedo, telefona o ADALVO e a LUCINDA recebe a notícia de que o MÁRIO piorou na madrugada, com dificuldades para respirar. Aparece uma complicação – pneumonia. Quer ele a remoção do MÁRIO para o Hospital das Clínicas. Minha mãe vai me esclarecer, logo depois, por telefone, que a JOANA, irmã do ADALVO, acha que a família ficaria mais sossegada com o MÁRIO no HC, não dando tanto trabalho. Com essas intrigas e fofocas sofro uma grande alteração na pressão arterial e tenho de tomar uma dose alta de remédio. O grande complicador da doença do MÁRIO é o vício no crack. Segundo familiares de POÁ, isso vem vindo há anos. Naturalmente os pulmões foram machucados pela droga. Amolado, vou para SÃO PAULO. Pouca coisa posso fazer perturbado como estou. No MMDC, recebo a visita da pessoa responsável pelo Museu do Tribunal de Justiça. Vamos elaborar um documento no sentido de que as peças do Museu de 32 fiquem em comodato nesse lugar. O CORONEL CANAVÓ concorda com isso. O veterano GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me. Acha válida essa medida de preservar o arquivo da revolução. CORONEL CANAVÓ fala sobre o jantar do dia 21 de agosto, no Circulo Militar, quando se fez a despedida do GENERAL DE EXÉRCITO JOUBERT DE OLIVEIRA BRÍZIDA. Às 15:45 horas, profundamente magoado com o estado de saúde do MÁRIO, retorno a GUARULHOS. Ele continua em coma. Não voltou a si desde sua internação no sábado. Sempre aguardando uma notícia funesta de POÁ, permaneço na biblioteca até as 22 horas. Não me sinto nada bem nesta noite.
Hoje é transferido para a reserva o CORONEL PM CLAUDIONOR LISBOA, a contar de 23 de agosto. Foi ele comandante geral da PMESP.       
  17 a. da proclamação, pela RÚSSIA, da vitória sobre os rebeldes do DAGUESTÃO, com a queda dos últimos redutos (TANDO, ANSALTA e DHODRODA), em 24 de agosto de 1999. O Exército federal afirmava que foram mortos mil guerrilheiros e 59 soldados. Outras anotações nesta data: o Diário Oficial desta terça-feira publica as promoções dos oficiais da PMESP, a contar de 25 de agosto. Teremos o preenchimento de 13 vagas de tenentes-coronéis e de 15 vagas de majores, fora as demais promoções. No Quadro Auxiliar de Oficiais PM está sendo promovido o nosso velho tenente do choque, NELSON HONDA. Nos anos ‘980, quando eu pertenci ao Comando de Policiamento de Choque, o HONDA era sargento.
MARIO MARGARIDO e LUZ vão dar aula na Caixa Econômica Federal. Depois, ROTH vem ao MMDC e dá notícia dessa aula.
Compareço ao Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA, e companhia do MAJOR PM MENEGUCCI, do CSM/O. Vamos verificar uma infiltração de água que vem acontecendo há dias. A situação do Monumento é precária. Não sai a tal restauração prometida pelo Secretário de Restauração de Obras.
Retornando ao MMDC, telefono ao MASSARANI, Secretário da Restauração de Obras DO Estado. Coloco-o a par do que está acontecendo. Durante a volta para GUARULHOS, venho lendo a NOTA DE SERVIÇO sobre o Desfile Cívico de 7 de setembro.
LUCINDA cumprimenta sua irmã MARIA PORTUGUESA. Está completando 77 anos. Queixa-se muito da doença do marido. O senhor MANUEL não tem mais os intestinos. Foram extirpados por causa de uma doença maligna que o “come” há anos.
O centro da cidade viveu hoje um dia de caos, com protestos e tumultos que provocaram a intervenção do choque da PM com bombas de gás e tiros de borracha, infernizaram o trânsito e deixaram a pé 700 mil usuários de ônibus. A guerra entre perueiros e motoristas de ônibus na frente da Câmara Municipal, logo cedo, deixou um saldo de 17 detidos, 2 feridos e 30 ônibus com pneus furados. À tarde, um novo foco de tensão no PARQUE DOM PEDRO, entre motoristas e perueiros, deixou mais de 20 ônibus danificados. Tudo isso assisto nos jornais da RECORD e da GLOBO.      
  16 a. da ocorrência em que o casal KLÉBER PESCONE DOS SANTOS de 28anos; LILIAN CARLA D’ASCÂNIO DOS SANTOS, 25 anos, foi encontrado morto em PLANO, nos arredores de DALLAS  (EUA), com tiros nas cabeças, em 24 de agosto de 2000.
  16 a. em que o TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL cassou o mandato do  senador ERNANDES AMORIM, por abuso do poder econômico  na  campanha  de 1994.Teria pedido votos durante a inauguração de obras de eletrificação rural em ARIQUEMES, no interior do Estado de RONDÔNIA. A cassação foi em 24 de agosto de 2000. 

ACONTECEU EM 24 DE AGOSTO DE  2001 : -    SEXTA-FEIRA
Na madrugada, depois do susto, o senhor JOSÉ BOARETTO retornou para sua casa. Não quebrou costela. Apenas sofreu escoriações na queda do telhado da casa do senhor FRANCISCO e dona EMÍLIA.
Na estação SÉ do Metrô ainda lá estão os retratos da PATATIVA DO ASSARÉ – O POETA DO POVO. É um ensaio fotográfico para o lançamento de um livro sobre o poeta. Encontro o MAJOR PM CHICONELLO. Vem vindo da ADEPOM e vai à Associação dos Oficiais da Reserva. No jornaleiro, onde sempre compro o jornal AGORA, encontro um tenente reformado, nascido em 1937 e que trabalhou comigo em algum quartel. Lembramos que hoje está se comemorando o 47º Aniversário do suicídio de GETÚLIO VARGAS. Nos jornais nada encontramos sobre a lembrança desse episódio triste da história do Brasil. Esse oficial conta as suas peripécias quando se apresentou para o serviço militar. Era insubmisso. Isso aconteceu em 1958. A reunião no MMDS não é boa. OREZ é polêmico em seus depoimentos, além de evasivo.   
DIÁRIO OFICIAL DE 24 DE AGOSTO publica o DECRETO NÚMERO 46.040 instituindo a medalha “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS”. Essa medalha pertence ao 2o. Batalhão de Polícia de Choque, que COMANDEI no período de 25 de novembro de 1986 até 11 de março de 1988. Cumprimento o atual Comandante da Unidade que também comandei, o TENENTE-CORONEL PM REGO. Diz ele que a entrega da Medalha poderá acontecer no próximo aniversário do 2º BPChq.
Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA telefona-me para falar a respeito da reunião de ontem no DEPEL, na Rua PEDRO DE TOLEDO, onde se falou a respeito de uma prova ciclística marcada para 20 de setembro, cuja largada será dada defronte o Monumento Mausoléu, no IBIRAPUERA. O ARIOVALDO CHACUR passa pelo MMDC nesta tarde. Cai violenta chuva de granizo por volta das 15 horas. Dessa feita entra pouca água nas dependências da Sociedade. Esfria depois dessa chuva. Não há problemas no retorno a GUARULHOS.   

OS SEIS EMPRESÁRIOS PORTUGUESES desaparecidos há treze dias, depois de desembarcarem no aeroporto de Fortaleza, foram mortos. LUÍS MIGUEL MILITÃO GUERREIRO, também português radicado no Brasil, confessou participação no crime. Depois de negar autoria, ele acabou dizendo à policia que foi envolvido no crime. Os corpos estavam enterrados na barraca VELEIRO, na parte velha da PRAIA DO FUTURO, em FORTALEZA. Teriam participado do crime também a mulher de GUERREIRO, MARIA LEANDRO CAVALCANTE, três seguranças que trabalhavam para ele na boate VILA LATINA e mais dois irmãos de MARIA LEANDRO. Os corpos foram encontrados no fim da tarde. Estavam uns sobre os outros numa cova, cobertos por uma camada de cimento. Foram mortos a tiros, pauladas e facadas. Também foram sufocados.

MERGULHADORES DO GRUPAMENTO DE BUSCA DO CORPO DE BOMBEIROS encontraram no fundo do mar a lancha MURUROA, que era ocupada por cinco comerciantes de FRANCISCO MORATO, norte da região METROPOLITANA, e dois tripulantes, desaparecidos desde o dia 22 de agosto, quando faziam uma pescaria. A embarcação foi localizada no final da tarde, a 24 metros de profundidade, nas formações rochosas conhecidas como PARCEL DE SÃO PEDRO. Por causa da falta de iluminação natural, a retirada será feita amanhã. Os ocupantes continuam desaparecidos. O tenente IGOR SERGEI KLEIN, do Grupamento de Bombeiros, afirmou que os trabalhos serão retomados amanhã com duas lanchas dos bombeiros, três embarcações da MARINHA e um helicóptero.

FALECEU O EX-COMBATENTE DE 32, ANTÔNIO CHARIYBDIS COSTA SAMPAIO, aos 87 anos, natural de INDAIATUBA. A missa de 7o. dia está marcada para dia 31 de agosto, na igreja Nossa Senhora da Saúde, na rua Domingos de Morais, 2387. Nasceu em 14 de dezembro de 1913.

Notícias em jornais: assaltado o Comando da Guarda Civil Metropolitana de GUARULHOS. Bombeiro salva vida e morre em acidente em que uma carreta esmaga um PM. Um policial militar foi assassinado durante “bico” em padaria

2 002  :  -     SÁBADO
Eram destaques no JORNAL DA TARDE, edição de 24 de agosto, os comentários feitos pelos candidatos à Presidência JOSÉ SERRA e CIRO GOMES sobre seus rivais na disputa. Na zona leste da capital, era descoberta uma central de distribuição de drogas para escolas. A edição mostrava também os detalhes da quinta edição do ENEM e que o jogador RONALDO havia insistido em ir para o REAL MADRID.

A DIRETORIA DA ADEPOM (ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO) tem a honra de convidar V.S. e digníssima família para a festa do NONO ANIVERSÁRIO DA ENTIDADE, que se realizará no dia 24 de agosto, a partir das 13,00 horas em nossa sede na rua Dr. Rodrigo de Barros, 112 – LUZ (PRÓXIMO AO METRÔ TIRADENTES).

                                            Ass:  LAERTE FERRACIOLLI
                                                     Presidente   em   exercício. 

Muito já se falou a respeito da extensa trajetória intelectual de 83 anos do historiador FERNAND BRAUDEL. Nascido em 24 de agosto de 1902, sofrendo o trauma da fragmentação familiar com a Guerra de 1914, BRAUDEL  recebeu  seu  batismo profissional em plena crise mundial de 1929; depois passou quase 20 anos lecionando fora da FRANÇA – incluindo memorável passagem pelo BRASIL; quando voltou, engajou-se no serviço militar, caindo prisioneiro num campo alemão por 5 anos – para só em 1949, aos 47 anos, terminar de escrever seu primeiro livro, um dos clássicos da historiografia do século 20, O MEDITERRÂNEO E O MUNDO MEDITERRÂNICO NA ÉPOCA DE FILIPE II. Obra inovadora sob vários aspectos: contra aquela narrativa fria, factual, da sucessão de reis, tratados e batalhas, BRAUDEL reconstruía aquele imenso edifício oceânico, formado pelas estruturas geo–históricas de longa duração, pelas conjunturas socioeconômicas e pelo tempo curto dos eventos.

DIÁRIO OFICIAL NÚMERO 161. De 24 de agosto de 2002. PROMOÇÕES DE OFICIAIS :

Ao posto de CORONEL,
O Tenente–Coronel ÉDSON GONÇALVES, classificando-o no CBM (COMANDO DE BOMBEIROS METROPOLITANO).

Ao posto de TENENTE–CORONEL,
MAJORES – JOSÉ RUBENS NUNES GOMES, ANTÔNIO CARLOS BIAGIONI, WÁGNER ROCHA, VÁLTER ALVES MENDONÇA, MARCOS ANTÔNIO GOMES MANOEL, JORGE LELIS PINHOLI, ARTUR LUIZ FABIÃO, ROBINSON BUENO DE CAMARGO, LUIZ FLAVIANO FURTADO, MIGUEL LIBÓRIO CAVALCANTE NETO, ÉDSON GUERINO GUIDO DE MORAES, FRANCISCO RISSI FILHO e ROBERTO MANTOVAN.

Ao posto de MAJOR,
Os CAPITÃES – JOSÉ LUIZ RUBIN, ANTÔNIO CARLOS ARTÊNCIO, EMÍLIO NICANOR GALAN FRANCÊS, WÁLTER MARTINS DE LIMA, NILSON ODAIR DOS PRAZERES, RICARDO ANDRIOLLI, FRANCISCO LOZZI DA COSTA, ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, ANTÔNIO APARECIDO PARDIM, JÚLIO CÉSAR DIAS VIEIRA, MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL, JOAQUIM WEISSHAUPT PEREZ, MILTON PEREIRA DOS SANTOS, VANDERLEI SOALHEIRO SEGURA, LUIZ HUMBERTO NAVARRO e MAÉRCIO ANANIAS BATISTA.  
(O Diário Oficial traz também as promoções dos Capitães ao posto de Major,  dos 1 º tenentes a Capitão e dos 2 º tenentes a 1 º Tenente).
Pela manhã, recebo um telefonema de GINO STRUFFALDI, atual comandante do Exército Constitucionalista, que irá representar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC no COMANDO SUDESTE, às 20 horas, numa solenidade alusiva ao DIA DE CAXIAS. O Cel. MENDES também disse que estará presente ao ato. Não irei ao evento porque moro em GUARULHOS e a distância é grande, além da solenidade ser à noite, o que piora muito a situação para mim.
LUCINDA, MARLENE e a DORA fazem um verdadeiro mutirão culinário neste sábado. Compraram cinco quilos de berinjela e durante mais de quatro horas cuidam de prepará-los. Aproveitam o encontro para “jogar conversa fora”. Enquanto isso, o JOSÉ, marido da DORA, diabético, que passou por maus bocados com a sua saúde, estando inclusive na “caixa” sem poder trabalhar, “enchia a cara” num boteco perto de sua casa e retornou bem ruinzinho agora no final da tarde.
PELO CAMPEONATO BRASILEIRO, na tarde deste sábado: FLAMENGO 1 x PAYSANDU 2 ; INTERNACIONAL 2 x SÃO PAULO 2 (o Inter conseguiu o gol do empate aos 49 min e 12 seg do segundo tempo); FIGUEIRENSE 0 x BOTAFOGO 3.

CIRO GOMES e ANTHONY GAROTINHO, presidenciáveis, duelaram hoje pela herança política do ex–presidente GETÚLIO VARGAS, no 48º aniversário de sua morte. CIRO GOMES e sua mulher PATRÍCIA PILLAR, visitaram o túmulo de GETÚLIO, em SÃO BORJA (RS), terra natal do fundador do trabalhismo. GAROTINHO e ROSINHA MATHEUS, candidata ao governo fluminense, depositaram flores sob o busto de VARGAS, na CINELÂNDIA, no centro do RIO. Em SÃO BORJA, escoltado pelos líderes trabalhistas, CIRO deu a entender que se inspira na história do ex–presidente. “GETÚLIO enfrentou a oligarquia e a prepotência, é o pioneiro das lutas sociais e protetor das classes trabalhadoras”, afirmou. “É hora de reconciliação do BRASIL para resolver seus problemas mais profundos, para levar o exemplo de VARGAS ao futuro”. No RIO, GAROTINHO também elogiou GETÚLIO, personagem que aparece no seu horário eleitoral, junto com o ex–presidente JUSCELINO KUBITSCHEK.

CARTA – TESTAMENTO    DE   GETÚLIO   VARGAS.
 “Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime da garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço de seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”
GETÚLIO VARGAS foi chamado de PAI DOS POBRES. O CHEFE. O HOMEM. Sua carta–testamento, na qual dá suas razões para o gesto extremo, é um dos mais conhecidos documentos históricos. 

FALECEU, aos 68 anos, o consultor empresarial, especialista em empresa familiar e conselho de administração, JOÃO BOSCO LODI, presidente do GRUPO LODI CONSULTORIA. Foi professor da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Colunista da revista CARTA CAPITAL, colaborava com os jornais GAZETA MERCANTIL, FOLHA DE SÃO PAULO e O ESTADO DE SÃO PAULO. 

Uma denúncia anônima levou PMs da ROTA até um sobrado de alto padrão, em rua tranqüila do JARDIM FRANÇA, bairro de classe média da zona norte, usado como cativeiro. Dois casais de seqüestradores foram presos e um adolescente (R.A. de 15 anos) foi resgatado. O investigador da Polícia Civil, JOSÉ AUGUSTO FERREIRA DA MOTA, que fazia parte da quadrilha, também foi preso.

O editor de imagens da REDE GLOBO, CARLOS ALBERTO DE CARVALHO, de 38 anos, que estava desaparecido há nove dias, chegou em casa hoje de manhã dirigindo o próprio carro. Na Delegacia de Homicídios, ele contou que foi seqüestrado na saída do trabalho por dois homens em uma moto e levado para a FAVELA DA ROCINHA. Segundo ele, os seqüestradores queriam informações sobre a reportagem “FEIRÃO DAS DROGAS”, de TIM LOPES.
O chefe da Polícia Civil do RIO, ZAQUEU TEIXEIRA, diz que não houve seqüestro. A polícia tem recibos de dois hotéis assinados por CARLOS ALBERTO entre os dias 15 e 20, período em que ele afirmou estar em cativeiro. Segundo ZAQUEU TEIXEIRA, CARLOS será indiciado por falsa comunicação de crime, que prevê pena de até seis meses de prisão. Em outubro de 2 001, ele desapareceu e contou a mesma história. A GLOBO oferecerá atendimento médico, psiquiátrico e de desintoxicação ao funcionário. 

ELEITA a cidade do RIO DE JANEIRO para sediar os JOGOS PANAMERICANOS de 2007. A última vez que o BRASIL recebeu um evento esportivo de grande porte foi em 1963, com o PAN de SÃO PAULO. A eleição foi na CIDADE DO MÉXICO.

Um milhão de soldados e voluntários civis trabalhavam hoje, de olho no céu, reforçando diques e erguendo novas barreiras ao longo dos 930 quilômetros de margens do LAGO DONGTING, na província de HUNAN, na região central da CHINA. As chuvas das últimas semanas, que deixaram mil mortos em áreas alagadas pelo rio YANG – TSÉ, tributário do DONGTING, já elevaram o nível do lago 1,8 metro acima da “linha de emergência”. Com as águas do YANG – TSÉ a caminho e previsão de novas tempestades nos próximos três dias, dez milhões de habitantes de áreas ameaçadas estão em alerta.  

Nessa noite, na GLOBO, assisto o filme UM DRINK NO INFERNO II – uma história de vampiros, bem na moda, às vésperas do início da novela O BEIJO DO VAMPIRO. Uma quadrilha de criminosos planeja assaltar um banco. Partem os bandidos para um encontro num hotel de estrada e, nisso, o chefe deles é mordido por um morcego e, como já era de esperar, transforma-se num vampiro. Morde um dos colegas e, mais um, e mais outro, e, no final da história, somente um deles consegue escapar à sina das transformações. Partem todos para o assalto ao banco. A polícia é avisada e cerca o prédio. Os bandidos-vampiros fazem um estrago na polícia. Final da história: apenas sobra o criminoso não vampiro e o chefe da polícia. Ainda para deixar mais cretino o enredo, o marginal sai de cena com todo o dinheiro roubado, sem que o chefão da tropa nada possa fazer porque está machucado e fora de combate.  

2 003   ;   -    DOMINGO
Hoje está completando o primeiro mês do falecimento da mãe da LUCINDA, dona ESMERALDA PINHEIRO. Recordamos o infausto acontecimento de 24 de julho de 2003.
Como parte das comemorações dos 110 anos que estão sendo completados neste domingo, a ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – POLI – apresentou no dia 21 de agosto o projeto POLI 2015, que propõe mudanças internas e metas na formação de engenheiros nos próximos anos. Também foi exibida a capa do livro DIRETORES DA ESCOLA POLITÉCNICA, que reúne as biografias dos 22 ex-diretores e será lançado amanhã, dia 25, durante as comemorações oficiais do aniversário da escola. De acordo com o diretor da POLI, VAHAN AGOPYAN, o POLI 2015 tem como objetivo traçar o perfil do engenheiro do futuro: “A meta é formar profissionais que possam atender aos anseios da sociedade”.

Muito calor neste domingo. A partir das 9 horas, passo a assistir o GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA, onde FERNANDO ALONSO sai em primeiro, como POLE POSITION e, em nenhum momento, até o instante em que desligo a televisão, ele deixa a liderança. Às 10 horas, estou iniciando a viagem para POÁ, repetindo quase tudo que já aconteceu no domingo passado. Apenas, na cidade onde nasci, não me contenho, ao passar pelo local onde era a casa de tia LOURDES e, entrando nas ruínas, observo o trabalho de retirada do material após a demolição da residência. Vou encontrar minha mãe preocupada com o almoço, demonstrando preocupação ao caminhar pela cozinha. Não se queixa de nada, mas se percebe que está se esquecendo das palavras, confundindo as mesmas. Passamos algumas horas em sua companhia e, somente lá pelas 16 horas é que chegam o RENATO e a CIDA. Já deixando a casa de minha mãe, cruzo com meu neto, o FELIPE, mas não vejo a MARIZETE e o ADALVO. Eles saíram, como disse o FELIPE.

O espanhol FERNANDO ALONSO venceu o GP da HUNGRIA e se tornou o piloto mais jovem da história a ganhar uma corrida de Fórmula 1, com 22 anos e 26 dias de idade. A manhã deste domingo foi desastrosa para a FERRARI. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO viu a roda traseira do carro voar e bateu violentamente contra o muro, logo na 19ª volta. Já MICHAEL SCHUMACHER ficou uma volta atrás do líder e terminou apenas em oitavo, provando que está em franca decadência. Com a terceira colocação, JUAN PABLO MONTOYA ficou a apenas um ponto do alemão na classificação do MUNDIAL DE PILOTOS. O finlandês KIMI RAIKKONEN (que chegou em segundo) também está na briga, logo abaixo do colombiano.  O quarto foi RALF SCHUMACHER; o quinto, DAVID COULTHARD; o sexto, MARK WEBBER; o  sétimo, JARNO TRULLI; o nono, NICK HEIDFIELD; o décimo, JENSON BUTTON; o décimo-primeiro, CRISTIANO DA MATTA.

RESULTADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO: VASCO 3 x SÃO PAULO 2; PAYSANDU 3 x PONTE PRETA 2; PARANÁ 2 x FLUMINENSE 0; VITÓRIA 3 x JUVENTUDE 0; GUARANI 1 x CRICIÚMA 0; FIGUEIRENSE 1 x CORITIBA 2; CORINTHIANS 3 x INTERNACIONAL 1; ATLÉTICO MINEIRO 1 x BAHIA 0.

A gaúcha DAIANE DOS SANTOS, de 20 anos, conquistou um feito inédito para o BRASIL, neste domingo, ao ganhar o ouro no solo no MUNDIAL de ginástica artística. É a primeira vez que o País fica no lugar mais alto do pódio na modalidade. A ginasta conseguiu a melhor perfomance de sua carreira e obteve a nota 9,737. Seu principal trunfo foi a série acrobática que ela desenvolveu com seu técnico durante o ano. O movimento, chamado de duplo twist carpado – mortal com meia-volta e dois giros no ar – foi avaliado como sendo de alto grau de dificuldade pelos jurados.

Todos os 21 corpos dos engenheiros e técnicos mortos na explosão do VEÍCULO LANÇADOR DE SATÉLITE – VLS – em ALCÂNTARA, já foram localizados. Os últimos doze chegaram no final da manhã ao IML de SÃO LUÍS, onde está sendo feito o trabalho de identificação.

O PM SEBASTIÃO ZANETTI foi atropelado por um carro do CORPO DE BOMBEIROS e morreu, hoje, em OSWALDO CRUZ, interior de SÃO PAULO. ZANETTI trabalhava no atendimento a um acidente com um morto. Quando tentavam tirar a vítima do carro, o motorista do veículo dos bombeiros deu ré e atingiu ZANETTI, que estava na Corporação havia vinte e cinco anos.

Pelo menos sete pessoas morreram e 38 ficaram feridas, hoje, na explosão de um pacote-bomba no município colombiano de PUERTO RICO, a 300 quilômetros de BOGOTÁ. A explosão ocorreu às 10 horas (12 horas de BRASÍLIA), quando cerca de 60 pessoas desembarcavam no cais da cidade, sobre o RIO ARARI, a principal via de comunicação da região. O atentado foi atribuído por autoridades militares às FARC.

Helicópteros de ISRAEL lançaram hoje pelo menos três mísseis em uma praia da CIDADE DE GAZA, matando quatro militantes de um braço armado do movimento radical HAMAS. O ataque ocorreu em meio a uma ofensiva da AUTORIDADE PALESTINA para conter as atividades dos grupos extremistas.

Uma bomba caseira feita com botijão de gás matou hoje três seguranças e feriu o aiatolá MOHAMED SAID AL-HAKIM, um dos mais importantes clérigos xiitas do IRAQUE. A tensão entre grupos xiitas, que formam 60% do País, aumentou com a queda de SADDAM HUSSEIN. Parte dos xiitas condena a ocupação pelos EUA e se recusa a participar do governo provisório do País.

O corpo do diplomata da ONU SÉRGIO VIEIRA DE MELLO deixou hoje o RIO, seguindo para GENEBRA. No segundo dia do velório, parentes, amigos e admiradores foram se despedir do brasileiro. A mãe de VIEIRA DE MELLO, GILDA, 85 anos, e a babá FRANCISCA DOMINGOS, 89 anos, que trabalhou em sua casa por quarenta anos, choraram abraçadas. O corpo foi levado hoje à tarde para a SUÍÇA, onde será sepultado na quinta-feira, dia 28, no CIMETIÈRE DES ROIS, em GENEBRA. A decisão de enterrá-lo na SUÍÇA foi da mulher de SÉRGIO.

ASSISTO na GLOBO o filme QUEIMA DE ARQUIVO, de 1996, dirigido por CHARLES RUSSELL, com ARNOLD SCHWARZENEGGER, VANESSA WILLIAMS, JAMES COBURN, JAMES CAAN e ROBERT PASTORELLI. Agente federal é especialista em proteger testemunhas de grandes crimes e evitar que sejam eliminadas. Sua nova missão é cuidar de uma executiva que está sendo caçada por denunciar a venda de armas ultra-secretas americanas para o exterior. Um de seus superiores está por trás desse negócio sujo e fará de tudo para matar a executiva. Diversão propícia para o horário, quando interessa apenas relaxar e esperar o início da semana.

2 004   :   -   TERÇA-FEIRA
Manhã difícil. Estou trabalhando no computador quando minha vista embaralha. Por causa disso sou obrigado a largar tudo. Não consigo ler os jornais e procuro até repousar pelo espaço de uma hora. Apesar desse estado lastimável, prefiro, assim que melhoro um pouco, sair. Chego tarde no centro da cidade de SÃO PAULO. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC a fim de recortar do DIÁRIO OFICIAL a parte referente aos dias 23 e 24 da série “AGONIA E MORTE DO PRESIDENTE VARGAS”. O início dessa série foi em 5 de agosto, quando aconteceu o CRIME DA RUA TONELERO. Converso com dona CÉLIA e VASCO sobre a situação do MMDC. Dizem que o presidente mandou uma carta circular a todos os conselheiros, expondo a problemática atual da Sociedade. Quer ele que esse documento chegue às mãos dos conselheiros antes da reunião do CONSELHO SUPREMO, marcada para quinta-feira, dia 26. Eu conheço o teor da carta, mas não a recebi. São mais de 13 horas quando passo pelo MMDS. Apenas encontro VICTÓRIO trabalhando. Os demais oficiais estão dando aulas de segurança. O interesse de todos gira em torno do massacre dos moradores de rua, que determinou a intensificação do policiamento nas ruas do centro da Capital. Com base no depoimento da principal testemunha – uma moradora de rua que viu os possíveis assassinos na noite do dia 18, horas antes do primeiro atentado – a polícia já montou os retratos falados de dois suspeitos. Faziam parte do grupo pelo menos quatro homens, em uma motocicleta cheia de enfeites e num carro grande de cor escura. Entre os dias 19 e 22, seis pessoas morreram e outras dez ficaram feridas nos vários ataques a pauladas contra moradores de rua no centro de SÃO PAULO. Detalhes como roupas pretas e cabeças raspadas, relatados por essa e outras testemunhas, apontam para um grupo de intolerância, ao estilo dos “carecas”. Mas a polícia não descarta hipóteses como briga de mendigos e ação de traficantes. Dos dez sobreviventes, uma mulher teve alta hoje e nove homens continuam internados, seis em estado grave.
Meu estado de saúde vai melhorando aos poucos, mas não foi fácil atravessar o dia com esse mal estar. Às 15 horas, estou conversando com o Sr MARCONDES na Sociedade. Ele diz que irá amanhã à festa do COMANDO SUDESTE, mas não comparecerá na reunião do CONSELHO SUPREMO. A carta encaminhada aos conselheiros é cópia daquela que ele mandou para o Comandante Geral. Deixando o MMDC, regresso para GUARULHOS.

O BRASIL ganhou hoje sua quarta medalha em ATENAS, com a dupla de vôlei de praia ADRIANA BEHAR e SHELDA. Elas foram derrotadas por 2 sets a o na final para a melhor dupla do mundo, MISTY MAY e KERRI WALSH, dos EUA. Amanhã, o BRASIL disputa o ouro na final masculina. Na classe MISTRAL, no iate, o brasileiro RICARDO WINICKI, mais conhecido como BIMBA, precisa de um terceiro lugar amanhã para levar o ouro.

Cerca de cem presas da Penitenciária Feminina do Estado iniciaram hoje uma rebelião após briga entre as facções criminosas PCC (PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL) e TCC (TERCEIRO COMANDO DA CAPITAL). Uma presa foi morta a facadas. Até à noite, oito funcionárias eram mantidas reféns. Segundo a Pastoral Carcerária, SUZANE VON RICHTHOFEN, presa pela morte dos pais em 2002, também virou refém no motim.

O superintendente da Polícia Federal em SÃO PAULO, FRANCISCO BALTAZAR DA SILVA, pediu demissão hoje. Amigo do Presidente da República, de quem foi chefe de segurança nas campanhas eleitorais, BALTAZAR é acusado de tentar evitar a prisão do doleiro TONINHO DA BARCELONA durante a operação FAROL DA COLINA. Um de seus auxiliares foi flagrado pela PF em escutas telefônicas falando com a mulher do doleiro, que acabou sendo preso. BALTAZAR admitiu que fez negócios com TONINHO, mas negou qualquer tentativa de protegê-lo. O caso foi a gota d´água no processo de “fritura” de BALTAZAR, que nunca contou com a simpatia do diretor-geral da Polícia Federal, PAULO LACERDA.

O arquiteto carioca OSCAR NIEMEYER, de 96 anos, declarou hoje apoio à reeleição da prefeita MARTA SUPLICY. “Acho que ela fez tanta coisa para a cidade e tem tanto entusiasmo pelo trabalho que seria realmente uma solução muito boa para SÃO PAULO”, disse ele, depois de vistoriar, junto com MARTA, as obras do auditório do PARQUE DO IBIRAPUERA, projeto de sua autoria. O auditório faz parte da planta original do parque – concebido por NIEMEYER há 50 anos – mas que nunca foi construído. A prefeita acredita que o auditório será entregue em dois meses e meio. O arquiteto aprovou a obra. Um problema, porém, deixou o arquiteto contrariado. Parte da marquise do IBIRAPUERA estaria dividindo uma das praças do parque. NIEMEYER pediu que a marquise fosse alterada, mas o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de SÃO PAULO vetou. NIEMEYER recebeu hoje o título de CIDADÃO PAULISTANO. Foi aplaudido por mais de mil estudantes e arquitetos em cerimônia no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, que contou com a presença do ministro-chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU.

A COMISSÃO DE ANISTIA anunciou indenização de cem mil reais para a professora ANITA LEOCÁDIA PRESTES, pela perseguição sofrida no regime militar por ser filha do líder comunista LUÍS CARLOS PRESTES e OLGA BENÁRIO.

Uma festa em conjunto, nesta terça-feira, comemorou os aniversários de TÔNIA CARRERO e NATHÁLIA TIMBERG. As divas festejaram 82 e 75 anos respectivamente, em SÃO CONRADO, no RIO, no HOTEL VARANDAS, com humor de meninas. “É muito bom estarmos juntas aqui, hoje”, disse NATHÁLIA, animada. TÔNIA CARRERO, com 60 anos de carreira, fez questão de dizer que ainda consegue decorar textos e que pretende continuar trabalhando, “As pessoas depois dos 80 anos não existem. Eu existo !”.
           
Um avião TUPOLEV 134, com 43 pessoas a bordo, caiu hoje a 180 km de MOSCOU: não foram encontrados sobreviventes. Minutos depois, um TUPOLEV 154 com 46 pessoas desapareceu dos radares. Testemunhas dizem ter ouvido uma explosão antes da queda do primeiro, o que levantou suspeitas de envolvimento de extremistas chechenos. O presidente VLADIMIR PUTIN pôs o serviço secreta em alerta.

Uma das tragédias gregas chegou ao fim e deixou os anfitriões olímpicos de luto. A judoca ELENI IOANNOU, de 20 anos, que se jogou do terceiro andar de um prédio depois de brigar com o namorado, perdeu a vida hoje. A atleta, classificada para disputar uma medalha na categoria 78 kg, estava internada havia 17 dias na UTI, do hospital ATHENS´RED CROSS. O início do fim trágico começou quando IOANNOU passou por uma séria discussão com o namorado, GIORGOS CHRISOSTOMIDES, de 24 anos. Depois da briga, causada pelo fato do namorado não a querer hospedada na VILA OLÍMPICA junto com os outros 440 atletas da delegação da GRÉCIA, ela se jogou e desde então agonizava em coma, com fraturas múltiplas na cabeça e corpo. Desesperado pela atitude da namorada, GIORGOS, seguiu os passos da judoca se jogando dois dias depois da mesma varanda onde ela havia tentado o suicídio. O estudante e lutador desempregado encontra-se em estado estável no hospital EVANGELISMOS. A polícia grega está tratando os casos como duas tentativas de suicídio.

2 005   :    -    QUARTA-FEIRA
Leitura do conto “ONTEM EU TINHA 17”
EM VEZ DE ALIMENTAR O DESÂNIMO POR VER QUE A CADA DIA FICA MAIS LONGE A POSSIBILIDADE DE REALIZAR SUAS VONTADES, COMECE, POUCO A POUCO, DIA A DIA, A MUDAR A ROTINA, ATÉ ESTA SE TRANSFORMAR NA REALIZAÇÃO DAS SUAS VONTADES.

Vou tarde para a cidade de SÃO PAULO. Não dá tempo de passar na AORRPM, como era de meu interesse. Chego em cima da hora à reunião dos oficiais, na Entidade onde dirijo o conjunto de pessoas que estão empenhadas em projetos de segurança. Acontece que hoje tenho de resolver um impasse importante, ou seja, o pagamento de um conjunto de fotografias que foram tiradas no final do ano de 2004, no encerramento dos trabalhos daquele período. Essas fotos ficaram caríssimas, mas compromissos anteriores obrigam o pagamento.
No encontro costumeiro das quartas-feiras, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, estão presentes: Presidente CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL Ref ARY CANAVÓ, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM e advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. No “bate-papo” informal, o GINO assina a PORTARIA Nº 01/2005, nomeando a Comissão que irá cuidar da CARTA AOS PÓSTEROS (artigo 4º do Estatuto): CORONEL PM Ref MARIO FONSECA VENTURA, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, CAPITÃO PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS, Professor EGBERTO MAIA LUZ e advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI. Com o Cel MENDES, estudamos os nomes das pessoas que serão agraciadas com a Medalha “PEDRO DE TOLEDO” em 2 de outubro e outros diversos assuntos. Isso nos leva a tarde toda.
O MENDES ainda vai me deixar na ARMÊNIA. Combinamos ir até o TÚNEL NOVE DE JULHO, na sexta-feira, dia 26, quando o WÁLTER TAVERNA irá colocar no lugar de onde ele tirou uma placa contendo dizeres que provam que a prefeitura, em 1994, considerava o nome do túnel, desmentindo a ex-prefeita MARTA SUPLICY de que o túnel era inominado.

Lançamento do livro “PLIM-PLIM - A PELEJA DE BRIZOLA CONTRA A FRAUDE ELEITORAL”, de PAULO HENRIQUE AMORIM e MARIA HELENA PASSOS, às 19:45 horas, na Livraria CULTURA, do SHOPPING VILLA-LOBOS. Na obra, os autores afirmam que é mal contada a explicação da GLOBO sobre a fraude das eleições para governador do RIO, em 1982.

ANTÔNIO CÂNDIDO, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e da Faculdade de Ciências e Letras de ASSIS, recebe, às 9:30 horas, o título de honoris causa da Universidade Estadual Paulista JÚLIO DE MESQUITA. A cerimônia acontece na Biblioteca Municipal MÁRIO DE ANDRADE.

Os 150 anos da publicação em livro do romance MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, de MANOEL ANTÔNIO DE ALMEIDA, serão comemorados pela Academia Brasileira de Letras, no RIO, com a leitura dramática do texto, hoje e na próxima quarta-feira, dia 31, às 15 horas, com adaptação e direção de SÍLVIA ELEUTÉRIO para um elenco de dez atores. “É um romance anterior à primeira gramática portuguesa para o BRASIL, escrita em 1881. Por isso não é policiado por ela”, ensina o imortal IVANILDO BECHARA, mentor das leituras dramatizadas para atrair o jovem para a leitura. O livro, publicado durante dois anos como folhetim, tem histórias paralelas e reviravoltas hoje copiadas pelas novelas da televisão. Na época, fez enorme sucesso popular, mas não deu prestígio ao autor, porque trocava a linguagem aristocrática pela popular.

DIÁRIO OFICIAL DE 24 DE AGOSTO DE 2005 PUBLICA PROMOÇÕES DE OFICIAIS, A CONTAR DE 25:
Ao posto de TENENTE-CORONEL PM
Os MAJORES PM MILTON POUZA JÚNIOR, ANTÔNIO ROGÉRIO AZZOLIN, ALCYR RENATO DE OLIVEIRA CRUZ, JOSÉ LINO RAPATONI, MARCOS ANTÔNIO SILVEIRA, CIDIONIR QUEIROZ FILHO, JOSÉ JUSMAR FERREIRA, LUIZ CARLOS CONRADO, LÚCIO TEÓFILO PACHECO, CELSO SCHEFFER PRADO, ROGÉRIO RAMOS MARCELINO, MAURÍCIO RODRIGO, WALMER ANTÔNIO LIMA BORGES, EDMILSON FORTE, ALAOR JOSÉ GASPAROTO, VICENTE PERINE JÚNIOR, PEDRO GOMES NASCIMENTO, ALFREDO DONIZETTI COLLUCCI, DANILO ANTÃO FERNANDES, ANTÔNIO CELSO NOALE, ALMIR RIBEIRO, LUIZ MASSAO KITA e LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA.

Ao posto de MAJOR PM
Os CAPITÃES PM MARCOS RIBEIRO DE LIMA, SÉRGIO PIVA, JOSÉ ARI PEREIRA, ROBERTO FUNEZ GIMENES, JAIR RODRIGUES DE CAMARGO, JOSÉ ROBERTO FRADE SANTIAGO, JOÃO GUILHERME DO NASCIMENTO, ÉDISON APARECIDO DE ARAÚJO, EDUÍLIO JOSÉ GARCIA FILHO, WÁGNER FACCHINI DE BORTOLO, GILBERTO LIMA SANTOS, SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA, EWANDRO ROGÉRIO GÓES, SATOSHI CHIBA, JOÃO BATISTA DE SOUZA JÚNIOR, JOSÉ ARMANDO ALENCAR, LUIZ ERNESTO MELCHIOR ROLAND, MÁRCIO EDUARDO RODRIGUES BUENO, LUIZ ANTÔNIO SOARES, UBIRAJARA ADRIANO MARQUES, ADILSON PEREIRA DE CARVALHO, VICENTE NICOLA NOVELLINO, SÉRGIO DE SOUZA MERLO, ADILSON JOSÉ GUTIERREZ, JAMES BAPTISTA, PEDRO LUIZ FERREIRA, JOSÉ ANTÔNIO DE GÓES, PEDRO GONZALEZ RODRIGUES, WLAUDER RÓBSON GONÇALVES e JOLAN EDUARDO BERQUO.
O Diário Oficial publica também as promoções de tenentes a capitães, bem como as de outros quadros.
A operária JOSEFA JOSÂNIA AVELINO BENTO, 26 anos, foi atropelada e morta a caminho do trabalho, no CAMBUCI. No carro estavam dois ladrões em fuga, que também morreram. A dupla havia roubado um FORD MONDEO de um comerciante, na Rua MATA MACHADO, em frente a um supermercado, na VILA PRUDENTE, às 20 horas de ontem. Meia hora depois, próximo à AVENIDA DO ESTADO, eles foram perseguidos pela polícia, já na Avenida PRESIDENTE WILSON, no CAMBUCI. O MONDEO atropelou JOSEFA em alta velocidade. O impacto foi tão forte que dividiu o corpo da operária. Em seguida, os ladrões perderam o controle do MONDEO e bateram contra o muro de uma empresa química. Os dois morreram na hora.

Uma aposentada de 80 anos, moradora de COPACABANA, filmou durante dois anos a movimentação da venda de drogas e a acintosa exposição de homens armados na LADEIRA DOS TABAJARAS – acesso a uma favela da zona sul do RIO – e levou à prisão de 22 pessoas, entre elas nove policiais militares. Foi uma investigação particular, demorada e ampla, somando 32 horas de gravação distribuídas em 22 fitas, com raros precedentes até na ação da polícia do RIO. Da janela da sala do apartamento em que morou por 38 anos em COPACABANA, vizinho da favela dos TABAJARAS, a aposentada documentou, com uma câmera de vídeo amadora, até crianças e adolescentes comprando e usando drogas como cocaína, maconha, crack, cola de sapateiro e cheirinho-de-loló. Alguns clientes aparentavam idade entre 6 e 8 anos. Mulheres com roupas típicas de classe média aparecem adquirindo e experimentando drogas. As imagens foram publicadas hoje pelo jornal carioca “EXTRA”.

O chinês naturalizado brasileiro LAW KIN CHONG foi transferido hoje da custódia da Polícia Federal, em BRASÍLIA, para o Instituto Penal Agrícola de BAURU. LAW, apontado como um dos maiores contrabandistas do país, foi condenado a 4 anos em regime semi-aberto por ter sido filmado tentando subornar o então presidente da CPI DA PIRATARIA, deputado LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS. Porém vinha sendo mantido em regime fechado em razão de o Ministério Público estar recorrendo para aumentar a sentença. O juiz temia que ele fugisse. O advogado do empresário, LUIZ FERNANDO PACHECO, diz que, apesar de estar no regime semi-aberto, não terá autorização para saídas temporárias em datas especiais. PACHECO quer que LAW passe para o regime aberto.

A CPI DOS CORREIOS aprovou hoje a quebra do sigilo das aplicações feitas nos bancos BMG e RURAL por três fundos de pensão: FUNCEF (dos funcionários da Caixa Econômica Federal), PETROS (PETROBRÁS) e GEAP (servidores públicos federais). A Comissão quer investigar se os fundos participaram do CAIXA 2 do PT e do empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA. A suspeita é de que os empréstimos feitos a VALÉRIO e ao PT foram a retribuição dos dois bancos por investimentos que haviam recebido dos dois bancos por investimentos que haviam recebido dos fundos.

Apesar de contrariado com as críticas do presidente do PT, TARSO GENRO, à política econômica, o presidente LULA pediu a ele, em conversa reservada, que não desista de sua candidatura ao comando do partido. Nos últimos dias, TARSO vem travando uma queda-de-braço com JOSÉ DIRCEU, ex-ministro da CASA CIVIL e deputado. Se TARSO abrir mão da candidatura, o mais cotado para substituí-lo é o deputado RICARDO BERZOINI.

A despedida de ROBINHO aconteceu em alto astral e como ele queria. O SANTOS venceu hoje o PAYSANDU por 3 a 2, de virada, em BELÉM, e alcançou o líder CORINTHIANS em número de pontos: 30. Os corintianos levam vantagem porque têm uma vitória a mais. Empurrado pela torcida, o PAYSANDU impôs um futebol de muita velocidade e dominou totalmente o SANTOS no primeiro tempo. Abriu dois gols de vantagem com dois ex-jogadores santistas. Aos 32 minutos, o atacante ROBGOL colocou no lado esquerdo do goleiro SAULO. Aos 38 minutos, quem marcou foi MARCO AURÉLIO. Um minuto depois, o SANTOS quase diminuiu com o atacante GEÍLSON, que finalizou mal. Porém, aos 44, se redimiu ao acertar um ótimo passe para GIOVANNI, que concluiu com a ponta dos pés, no canto do goleiro ALEXANDRE FÁVARO. No segundo tempo, o SANTOS voltou bem melhor. Aos cinco minutos, chegou ao empate, com um gol de GEÍLSON. A “virada” santista veio aos 27 minutos, com um bonito gol de ZÉ ELIAS.
A cada rodada do CAMPEONATO BRASILEIRO, fica mais intensa a paixão da torcida palmeirense por ÉMERSON LEÃO. O treinador tem fama, competência e um passado glorioso com a camisa alviverde, mas o que conta mesmo para a turma da arquibancada é que, com LEÃO no banco, o PALMEIRAS não perde. Hoje o VERDÃO bateu o SÃO CAETANO por 3 a 1, no PALESTRA ITÁLIA, e completou dez jogos sem derrota, desde a chegada do técnico.
Turno novo, fase velha. Pelo menos hoje o SÃO PAULO não conseguiu cumprir a promessa de uma fase bem diferente no segundo turno e acabou no empate por 1 a 1 com o FLUMINENSE, em pleno MORUMBI.
O CORINTHIANS não fez jus à fama de visitante indesejado e perdeu hoje para o JUVENTUDE por 1 a 0, no Estádio ALFREDO JACONI, em CAXIAS. A derrota não tirou a liderança da equipe, que se beneficiou do empate entre PARANÁ e GOIÁS, seus concorrentes diretos, mas divide a liderança com o SANTOS.

EXONERADO, a seu próprio pedido, do cargo de embaixador do BRASIL na ITÁLIA, o ex-presidente ITAMAR FRANCO (1992-1994), que ocupava desde agosto de 2003. ITAMAR FRANCO não informou a razão de seu afastamento, mas disse que pensa em se candidatar ao Senado em 2006. Em BRASÍLIA.

A Polícia Federal informou hoje à noite que prendeu em SÃO PAULO, no final da tarde, o ex-padre FRANCISCO ANTÔNIO CADENAS COLLAZZOS, também conhecido como OLIVÉRIO MEDINA, acusado pelo governo colombiano de ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC) e de “prática de homicídio com fins terroristas”. A prisão preventiva de CADENAS, para que seja extraditado, havia sido solicitada pelo governo colombiano ao Supremo Tribunal Federal do BRASIL e decretada pelo ministro do STF GILMAR MENDES. Em SÃO PAULO, CADENAS está sob custódia da Superintendência Regional da PF, à disposição do Supremo Tribunal Federal, que tomará a decisão sobre a sua extradição. CADENAS, de 58 anos, tido como porta-voz das FARC no BRASIL, já havia sido detido no País em 2000, quando seu visto venceu. Naquela ocasião, as FARC reconheceram que “OLIVÉRIO MEDINA” era seu “embaixador” no BRASIL. O chefe de polícia colombiana, GENERAL JORGE DANIEL, disse que ele foi detido numa estação rodoviária.

O PAPA BENTO XVI nomeou JOSÉ ANTÕNIO PERUZZO bispo da Diocese de PALMAS, informou hoje a SANTA SÉ. Ele substitui o monsenhor AGOSTINHO JOSÉ SARTORI, que deixa o cargo por motivos de idade, como estabelece o Código de Direito Canônico. Nascido em abril de 1960, em CASCAVEL (PR), PERUZZO foi ordenado sacerdote em dezembro de 1985. Até agora, era pároco da Catedral Metropolitana da arquidiocese da cidade.

RECONHECIDO pelo craque do BARCELONA, RONALDINHO GAÚCHO, o filho que teve com a dançarina JANAÍNA NATIELLE. O bebê, chamado JOÃO, vive com a mãe.

INDICIADA por expor o filho ao tráfico a apresentadora de televisão MÔNICA SANTORO, ex-mulher do jogador ROMÁRIO. Ela deixou que ROMARINHO, de 11 anos, fosse levado por seu tio a bocas de fumo na favela da ROCINHA, no RIO DE JANEIRO.

A Confederação Brasileira de Judô anunciou o corte de CARLOS HONORATO, do Campeonato Mundial do EGITO. Ele defenderia a medalha de bronze conquistada na última edição da competição, mas contraiu uma gripe e se automedicou. Com isso, parou de treinar e subiu de peso, o que motivou o corte.
 
Dois brasileiros estão entre os 59 sobreviventes do avião BOEING 737-200 da companhia TANS que caiu ontem na cidade de PUCALLPA, com cem ocupantes, quando faltavam poucos minutos para aterrissar. A morte de 41 pessoas foi considerada um “milagre” por especialistas. O avião caiu em um pântano após tentar um pouso forçado em uma rodovia. Os dois brasileiros feridos foram identificados como WÁGNER ROBERTO DE SOUZA, um paranaense, e NIVALDO PAPETE, cuja procedência até hoje não havia sido informada. Ambos viajavam a serviço e estão internados com queimaduras. A família de SOUZA acredita que ele sobreviveu porque ocupava a parte traseira do avião. Alguns dos sobreviventes conseguiram deixar o aparelho por seus próprios meios.

Menos de 48 horas depois da apresentação do projeto de Constituição – contestado pelos partidos sunitas – a violência no IRAQUE se intensificou hoje com dois tipos de confronto. Primeiro, a insurgência sunita organizou uma ação contra postos de controle da polícia iraquiana, o que já se tornou uma prática quase diária no IRAQUE. O ataque de hoje, no entanto, surpreendeu pela sofisticação. Depois de explosões, grupos armados atacaram os postos de controle, dando a impressão de que estão diversificando a estratégia que se resumia ao uso de bombas. Horas mais tarde, ocorreu algo menos freqüente. Grupos xiitas rivais entraram em choque e ameaçam abrir uma crise no governo de transição. Em conseqüência da tensão entre as facções xiitas, 3 ministros e 23 deputados ligados ao líder religioso MOQTADA AL-SADR suspenderam hoje todas as suas atividades e ameaçavam renunciar.

ANUNCIADO o romance entre KEANU REEVES, de 40 anos, e DIANE KEATON, de 59, com quem já namorou após as filmagens de “ALGUÉM TEM QUE CEDER. Em HOLLYWOOD.

CONDENADO a um ano e oito meses de prisão o sacerdote ROBERTO GONZÁLEZ, por crime de assédio sexual, no PANAMÁ.

MORREU o rei da pizza napolitana VICENZO PAGNANI, aos 69 anos, proprietário da centenária PIZZARIA BRANDI. De infarto, em NÁPOLES.             

Médicos americanos afirmam que fetos não sentem dor até a 29 ª semana de gestação. O artigo publicado no THE JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL diz que nesse período não há necessidade de anestesia para os bebês durante os abortos. Nos EUA 1,3 milhão de mulheres interrompem a gravidez todos os anos.

2 006   :   -    QUINTA-FEIRA
O DIÁRIO OFICIAL DE 24 DE AGOSTO DE 2006 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DOS CORONÉIS:
PAULO MARINO LOPES: nasceu em 15 de maio de 1954. Entrou para a PMESP em 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 24 de maio de 1979; Capitão – 24 de maio de 1986; Major - ????; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1998; CORONEL – 25 de agosto de 2001.
MARCO ANTÔNIO MOYSÉS: nasceu em 11 de março de 1956. Entrou para a PMESP em 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 24 de maio de 1986; Major - ?????; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1998; CORONEL – 25 de agosto de 2001.
Por decreto, o governador dispensa das funções de Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar e de Subcomandante da Polícia Militar, em face de sua transferência para a reserva, o CORONEL PM PAULO MARINO LOPES.
Designa, a contar de 24-08-06, o CORONEL PM JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES para exercer as funções de Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar e de Subcomandante da Polícia Militar, transferindo-o do Comando de Policiamento da Capital para o Estado-Maior da Polícia Militar.
Transfere:
O CORONEL PM JOÃO ROBERTO DO NASCIMENTO, do CPRv pra o CPI-3, designando-o comandante;
O CORONEL PM AANTÔNIO CARLOS RODRIGUES,do CPM para o CPC;
O CORONEL PM PAULO DE TARSO DIÓGENES,do CFSd-Cel ASSUMPÇÃO, para o EM/E-Coord Op;
O CORONEL PM ROBERT EDER NETO, do CPI-5, para o CPAM-8;
O CORONEL PM ADEMIR APARECIDO RAMOS, do CPI-3 para o CFSd-Cel ASSUMPÇÃO;
O CORONEL PM JORGE LUIZ PEREIRA, do CPAM-8, para o CPM;
O CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, do CPI-3 para o CPRv.

Nesta manhã, por volta das 9 horas, estou na ARMÊNIA. Uma tosse me perturba. Aguardo a chegada do CORONEL ANTONIO CARLOS MENDES. Combinamos com o TENENTE-CORONEL ROBINSON SANTIAGO, Chefe da 2ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (2ª ICFEX) a entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA nesta manhã.
O SANTIAGO não pôde receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA em 9 DE JULHO e escolheu esta data, dentro da semana do Soldado, para ser condecorado. No gabinete do Chefe, conversando com um emocionado SANTIAGO, que relembra de seu saudoso pai, aguardamos o momento do início da singela solenidade. Para abrir o evento, é lida a ORDEM DO DIA do Comandante do Exército sobre o “DIA DO SOLDADO”. Com os oficiais da Unidade, há o juramento à Bandeira de um tenente, dois soldados e a entrega de medalhas Valor Militar. O SANTIAGO recebe das mãos do GINO STRUFFALDI a medalha de ouro, pelos trinta anos de serviços prestados ao Exército brasileiro. O MENDES entrega-lhe a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Depois, SANTIAGO, bem emocionado, fala sobre este evento, que lhe significa muito. Um almoço é oferecido para nós, encerrando um episódio muito significativo na vida do SANTIAGO e dos oficiais do 2ª ICFEX.
Uma viatura é cedida para levar o GINO STRUFFALDI até sua residência. Com o MENDES, vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Há muita coisa para fazer nesse lugar. Nesta semana, pouco trabalhamos no MMDC.
Às 16:30 horas, deixamos a Sociedade. Como sempre, o MENDES deixa-me na ARMÊNIA. Apesar de ter passado um dia agitado, a tosse que não me deixa atrapalhou bastante minhas atividades. Regressando para casa, sinto que preciso descansar. Mas isso é um tanto difícil de fazer porque minhas memórias estão exigindo a digitalização de muita coisa nesta noite. Assim é que somente depois das 23 horas é que tenho sossego.

Com um jogo a menos, o SÃO PAULO é o campeão simbólico do primeiro turno do CAMPEONATO BRASILEIRO. Em uma partida cheia de alternativas, o time de MURICY RAMALHO venceu por 3 a 2 o PARANÁ, nesta noite, no MORUMBI.

Seis horas após a condenação de um soldado da Polícia Militar por participação na chacina de 29 pessoas na BAIXADA FLUMINENSE, em março do ano passado, dois jovens foram mortos na madrugada de hoje em DUQUE DE CAXIAS, na BAIXADA. Testemunhas acusaram policiais militares pelo crime. EDUARDO MACHADO, de 14 anos, e LEONEL PESTANA DOS SANTOS, de 23, foram assassinados na Rua SETE, a poucos metros de onde moravam, no bairro NOVA CAMPINA. Quatro atiradores chegaram em um carro de cor prata, encapuzados, e fugiram em seguida.

No mais importante pronunciamento por sua reeleição, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA falou hoje como quem se julga reeleito, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Ele fez promessas de redução de juros, de impostos e do déficit previdenciário. Também prometeu melhoria nos gastos em infra-estrutura e educação. A promessa de corte de impostos ocorreu justamente no dia em que a Receita Federal divulgou balanço da carga tributária de 2005: ela somou R$724,11 bilhões (R$90,3 bilhões mais do que em 2004) e atingiu 37.37% do Produto Interno Bruto, um novo recorde.

Pressionado para acelerar a tramitação de processos de cassação contra acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, o presidente do Senado RENAN CALHEIROS, foi obrigado a ceder e hoje a Mesa Diretora da Casa enviou ao Conselho de Ética representação contra os senadores NEY SUASSUNA, SERYS SLHESSARENKO e MAGNO MALTA. O processo de cassação, porém, ainda não foi instaurado. De acordo com o advogado-geral do Senado, ALBERTO CASCAIS, é necessário um despacho do presidente do Conselho, JOÃO ALBERTO SOUZA, confirmando o recebimento da representação.

A recuperação do piloto CRISTIANO DA MATTA progride. O diretor médico da CHAMP CAR, CHRIS PINDERSKI, informou que o brasileiro, que sofreu acidente há cerca de um mês durante treino na pista de ELKHART LAKE, que lhe causou hematoma subdural no cérebro, move braços e pernas, e responde a comandos auditivos da família e do corpo clínico do THEDA CLARK MEDICAL CENTER.

A partir de hoje, PLUTÃO deixou de ser considerado um dos planetas que compõe o Sistema Solar. Agora, os professores de ciência terão trabalho para explicar os motivos que levaram especialistas internacionais a reclassificarem o astro. Depois de debaterem durante a 16 ª reunião da União Internacional dos Astrônomos (UIA), em PRAGA (REPÚBLICA TCHECA), os cientistas resolveram “rebaixar” PLUTÃO à nova categoria de planeta-anão devido ao seu tamanho reduzido e à sua órbita irregular. Sendo assim, foram reduzidos de nove para oito os planetas do Sistema Solar, que passa a ser composto por: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.

2 007    :     -    SEXTA-FEIRA
O filme ULTIMATO BOURNE, que estréia hoje no BRASIL, representa uma exceção neste ano de terceiras partes rotineiras das séries-franquias. Ao contrário de HOMEM-ARANHA 3, SHREK TERCEIRO e companhia, o longa-metragem estrelado por MATT DAMON se revela ainda mais surpreendente que os anteriores, IDENTIDADE BOURNE (2002), com direção de DOUG LIMAN, e SUPREMACIA BOURNE (2004), de PAUL GREENGRASS. As aventuras planetárias do ex-agente secreto BOURNE (DAMON) à cata da identidade perdida – enquanto é caçado pela CIA. – ganham densidade de filme a filme, e a continuação tem razão de ser, além de aproveitar a inércia das bilheterias.
ULTIMATO BOURNE já coleciona arrecadações respeitáveis. Com apenas duas semanas em cartaz no mundo, cobriu o orçamento da produção da UNIVERSAL PICTURES, de 110 milhões de dólares. Em geral, qualidade e quantidade não andam de mãos dadas em HOLLYWOOD. Na trilogia BOURNE, como está sendo chamada, a bilheteria milionária resulta de um thriller de espionagem que envolve o espectador sem subestimar sua inteligência. São três motivos que distinguem BOURNE das séries do gênero: as atuações realistas, o método de filmagem rápido com produção barata e a coerência do roteiro. DAMON é hoje o astro de maior prestígio em HOLLYWOOD. Seu cachê é que 10 milhões de dólares por filme – e cada dólar que ganha gera aos estudioso retorno de US$29, segundo a revista FORBES. Ele pode protagonizar filmes cerebrais ou brilhar em lutas e correrias de perseguição, como as de BOURNE.
Em ULTIMATO BOURNE, a maior parte das seqüências de perseguição e briga foi realizada no meio da multidão, como no centro de TÂNGER, no MARROCOS, e em plena estação WATERLOO, a mais freqüentada de LONDRES. O resultado é uma coleção de passagens trepidantes que tiram não só o fôlego, como a noção de espaço do espectador. As distâncias não são quase nada para o desmemoriado personagem, na perseguição obsessiva de seu alvo: saber quem é e de onde veio.
O segredo de BOURNE está num tipo peculiar de drama. Em seu anseio de redenção, ele tanto agride o mundo exterior como investiga o próprio interior. O suspense trata de um herói dotado de inquietações metafísicas – sem precisar dizer uma palavra para expressá-las. É a fábula do matador inocente.

CÉLIA MARCONDES, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM e outras pessoas interessadas da preservação do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO conseguiram com o MAJOR PM Deputado Estadual OLÍMPIO um debate na Sala TEOTÔNIO VILELA, na Assembléia Legislativa, principalmente voltando-se para o “DIA DO SOLDADO”. Ao mesmo tempo, do outro lado, acontece a solenidade no COMANDO SUDESTE. CORONEL MENDES prefere ir no evento do Exército. O GINO, como signatário do convite para o debate na Assembléia, tem como obrigação estar conosco.
Saio cedo de GUARULHOS, viajando de ônibus até a ARMÊNIA. De Metrô, atinjo a SÉ e, novamente de ônibus, chego ao IBIRAPUERA. Na Assembléia, sou o segundo a chegar. Ali já se encontra o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. Logo em seguida, MARIA NACLÉRIO e suas companheiras de lutas apontam também. GINO, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, ROMAGNOLI, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, doutora ELIZABETH, ÂNGELA BARCELLOS, RENATA (neta de IBRAHIM NOBRE), GASTÃO (representando o vereador AURÉLIO NOMURA), CIRO MOURA (Presidente do Partido Trabalhista Cristão).
O debate é aberto pelo MAJOR PM Deputado Estadual OLÍMPIO. Tece comentários sobre a situação dramática em que vive o legislativo, com homens procurando se dar bem como o governador, deixando de lado o povo. OLÍMPIO é um guerreiro da Polícia Militar e defende as causas dos policiais militares. Encontra muitos obstáculos pela frente, porque tem de enfrentar o próprio governador. Ele fala da luta\ de CÉLIA MARCONDES pelo TÚNEL NOVE DE JULHO.
CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA discorre sobre o valor do soldado brasileiro, desde CAXIAS até os soldados de hoje, naturalmente dando ênfase para o movimento constitucionalista de 1932.
MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM explana o valor da mulher brasileira, como soldado, citando nomes de CARLOTA PEREIRA DE QUEIRÓS, MARIA BARROSO e outras.
CÉLIA MARCONDES defende o nosso túnel. É talvez o escopo principal desse debate. O processo está em 2ª Instância e não sabemos quanto tempo ainda irá demorar para a decisão dos desembargadores que estudam o caso.
PEDRO PAULO PENNA TRINDADE declama uma poesia de PAULO BOMFIM, enaltecendo o valor do homem brasileiro.
GINO STRUFFALDI vai encerrar a série dos oradores programados para esta manhã. No entanto, CIRO MOURA, um batalhador incansável dos valores maiores do BRASIL, pede o uso da palavra e tece um quadro negro da situação política. Diz ele que “estamos em guerra”.
A neta de IBRAHIM NOBRE, RENATA, pede para declamar trechos do poema do avô, MINHA TERRA! MINHA POBRE TERRA!
O MAJOR PM Deputado OLÍMPIO encerra este proveitoso debate. Vamos nos despedir do deputado, de seu assessor, CORONEL PM RICARDO JACOB e das pessoas que estão ao nosso lado nessa luta. Converso com o Professor JOSÉ CARLOS sobre a nossa intenção de promover PAULO BOMFIM, HERNÂNI DONATO e ISRAEL DIAS NOVAES à condição de presidentes de honra da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Professor acata a idéia e promete colaborar no que for preciso. Hoje ele trouxe um estojo dos correios contendo o selo personalizado e o carimbo dos correios, imortalizando nosso presidente neste ano do Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista.
O CORONEL PM MENDES estava na solenidade do Exército e também veio para participar desse nosso encontro. Depois, retorna ao Exército e leva consigo o GINO e eu. No COMANDO SUDESTE, cumprimentamos o comandante GENERAL DE EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER. Estão ainda na solenidade: o GENERAL DE BRIGADA EDUARDO SEGUNDO LIBERALI WIZNIEWSKY, comandante da 2ª Região Militar, o GENERAL DE DIVISÃO JOÃO CARLOS VILELA MORGERO, MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ ROBERTO SCHEER (Comandante do 4º COMAR), VICE-ALMIRANTE TERENILTON SOUZA SANTOS (Comandante do 8º DISTRITO NAVAL), ex-governador CLÁUDIO LEMBO, TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ (Comandante do CPOR/SP), TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR (Comandante do 2º BPE). O GENERAL BUENO assedia o GINO, queixando-se do telegrama que o ROMAGNOLI encaminhou para a CARNIDE. Enquanto o GENERAL BUENO enche a cabeça do nosso presidente, vamos participar do coquetel e cumprimentar conhecidos, como é o caso do WALLACE GUIRELLI, doutor MAURÍCIO LEMOS FREIRE (delegado de polícia diretor do Departamento de Identificação e Registros Diversos da Polícia Civil do Estado de São Paulo), doutor JOÃO SADAO KITAMURA, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, CID LUIZ DEVISATI, JOSÉ CHIARELLA e outros. O CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, Comandante Geral da PMESP, foi condecorado hoje com a MEDALHA DO PACIFICADOR.
O MENDES leva o GINO até sua casa. Conversamos alguns minutos com dona DINORÁH. São mais de 14 horas quando meu colega se dirige para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. As avenidas ao redor da PRAÇA DA SÉ estão cheias de ônibus. É um movimento dos professores que se reúnem para uma manifestação defronte a Catedral. Na luta por melhores salários, os professores da rede estadual de ensino pararam escolas e o trânsito no centro da Capital. Os manifestantes exigem, entre outras reivindicações, reajuste de 36%. Às 15:20 horas, começa uma passeata com destino à PRAÇA DA REPÚBLICA.
COLOMBO vem conversar comigo no MMDC. Ele conta o que está se passando na nossa Entidade, da qual estou afastado nesses últimos dias, face os compromissos diários que tenho na Sociedade.
Recebo um CD de PORTO ALEGRE, do senhor ATTILIO COLLETTI (uma entrevista sua e um trabalho escrito sobre o Combate de FÃO, em 1932). Vou permanecer na Sociedade até às 16 horas. O retorno para Guarulhos é demorado e chego a cochilar, pois hoje levantei cedo.
Em casa, ouço o depoimento de ATTILIO COLLETTI sobre a sua participação na revolução de 1932, bem como o trabalho escrito de seu filho ALCY COLLETTI sobre o mesmo episódio.

No terceiro dia de julgamento, o Supremo Tribunal Federal abriu processo contra 19 acusados no caso do mensalão, abrangendo o braço publicitário do esquema. Por votos da maioria, a corte acatou hoje denúncia do Ministério Público contra o ex-ministro de Comunicação LUIZ GUSHIKEN, o deputado JOÃO PAULO CUNHA, o grupo do empresário MARCOS VALÉRIO e quatro dirigentes do BANCO RURAL. Ficou evidente a divisão. De um lado, o relator JOAQUIM BARBOSA e CÉSAR PELUSO, da linha do “carimbo” – favoráveis à abertura de ação penal diante de qualquer indício de crime. GILMAR MENDES, EROS GRAU e RICARDO LEWANDOWSKI discordaram, mas venceu a primeira tese. Em alguns casos, o debate foi além da abertura de ação – ministros deram pistas de como julgarão o mérito, quando vão condenar ou absolver.
Para o deputado cassado, JOSÉ DIRCEU, e a antiga cúpula do PT, foi dia de comemorar. O relator livrou DIRCEU da acusação de peculato e, por 10 votos a 0, ele foi absolvido. A decisão beneficiou o deputado JOSÉ GENOÍNO, o ex-tesoureiro DELÚBIO SOARES e o ex-secretário-geral do PT SÍLVIO PEREIRA. Restam as acusações de formação de quadrilha e corrupção. O ministro do STF, EROS GRAU, que teve o nome citado em troca de mensagens de colegas, sugerindo acordo com o Planalto, voltou a reagir. Ressaltou que é independente e acusou a imprensa de fazer “linchamentos”, como um tribunal no qual “todos são culpados até prova em contrário”.
Antes mesmo do fim do julgamento, análise dos balanços do BANCO RURAL – do núcleo financeiro do mensalão – mostra que a instituição já sofre grande desgaste. Fechou 83 postos de atendimento, demitiu 1.400 funcionários e fechou 2006 com balanço negativo de 76,3 milhões de reais. O julgamento, que virou atração no mundo jurídico, continua na segunda-feira, dia 27.

Alegando “razões de natureza pessoal”, a advogada DENISE ABREU renunciou hoje ao cargo de diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em “caráter irretratável”. A carta foi entregue, em mãos, ao ministro da Defesa, NELSON JOBIM. DENISE estava sob pressão do governo e do Congresso para deixar o cargo havia pelo menos um mês. Mas a renúncia começou a ser articulada efetivamente ontem, depois que ela depôs na CPI do APAGÃO na Câmara.

Faleceu hoje, nesta Capital, aos 85 anos, o jornalista HIDEO ONAGA, que foi assessor especial do presidente da Petrobrás, SHIGEAKI UEKI. HIDEO ONAGA era um representante do tempo em que o jornalismo era considerado uma aventura. Começando aos 19 anos, herdou do pai, que foi um dos fundadores da Imprensa japonesa no BRASIL, a vontade de escrever. O grande mérito de ONAGA foi a transformação da GAZETA MERCANTIL, em 1972. Certo dia, perguntado pelo ex-deputado federal HÉRBERT LEVY, falecido, se seria difícil transformar sua publicação – então apenas um boletim comercial – num grande jornal, respondeu que era “coisa fácil”, pois não havia nada assim no mercado. Como repórter da FOLHA DA MANHÃ, FOLHA DA TARDE e FOLHA DA NOITE, nas quais trabalhou de 1942 a 1959, deu inúmeros furos. Em 1988, em entrevista à REVISTA IMPRENSA, deu sua opinião sobre a imprensa atual: “Fui repórter e chefe de reportagem e sinto que hoje há muita irresponsabilidade”. Foi também redator-chefe das revistas VISÃO, QUATRO RODAS e MUNDO ECONÔMICO; editor de Economia do CORREIO DA MANHÃ, FOLHA DE SÃO PAULO; diretor da GAZETA MERCANTIL, da revista INDÚSTRI E DESENVOLVIMENTO e assessor do Ministério da Indústria e Comércio e do Ministério das Minas e Energia. Finalmente, foi assessor da Petrobrás.    

Desaparecido desde a tarde da quarta-feira, dia 22 de agosto, o secretário da Cultura e Esportes de ARUJÁ, JAIRO ANTÔNIO GEBRIN, de 42 anos, foi encontrado morto, hoje pela manhã, em um terreno à beira da Estrada MORRO GRANDE, próximo de GUARULHOS. Ele estava com os pés e as mãos amarrados, tinha um saco preto na cabeça e um cobertor enrolado no corpo.
GEBRIN morreu de traumatismo crânio-encefálico em decorrência de paulada na cabeça e no pescoço. Pelo estado do cadáver, peritos do Instituto de Criminalística calculam que a morte ocorreu no final da madrugada de hoje. As suspeitas são de que o secretário tenha sido morto em outro local e jogado à beira da estrada.
Pelas circunstâncias do crime, a principal linha de investigação da polícia é de que GEBRIN tenha sido morto por vingança. Porém, não está descartada a possibilidade de a morte ter sido encomendada por adversários políticos, já que o secretário pretendia candidatar-se a vereador nas próximas eleições e tinha o apoio de grande parte da população.
O corpo de GEBRIN foi enterrado às 19:30 horas, no cemitério PARQUE POUSADA DA PAZ, em ARUJÁ. A cerimônia foi bem rápida, e reuniu cerca de 150 pessoas, entre parentes e amigos do secretário.

O corpo da universitária ANA CLÁUDIA CARON, de 18 anos, foi encontrado carbonizado em ALMIRANTE TAMANDARÉ (PR), na quinta-feira, dia 23. Ela estava desaparecida desde o dia 21, quando foi levada por dois homens na porta de uma academia no Centro de CURITIBA. ANA CLÁUDIA foi enterrada hoje pela manhã. Ela cursava Educação Física na Universidade Federal do PARANÁ. A polícia trabalha com hipóteses de seqüestro-relâmpago, roubo do carro da vítima e até vingança, porque ela não carregava dinheiro ou cartões.

CARLOS GUILHERME DE ABREU LIMA vai ter que pagar indenização ao velejador LARS GRAEL, 43 anos, que perdeu uma perna após ser atingido por uma lancha pilotada pelo empresário em 1998. O ministro MASSAMI UYEDA, do Superior Tribunal de Justiça, rejeitou um recurso em que LIMA tentava questionar o valor da indenização.

Um assalto a uma agência do BRADESCO dentro de um hipermercado CARREFOUR, no MORUMBI, deixou um vigilante morto e outro ferido. Quase 200 pessoas, entre clientes e funcionários da loja, circulavam perto do local. Eram 9:40 horas quando três assaltantes armados com fuzis abordaram três vigilantes da transportadora de valores TRANSBANK, que verificavam o caixa eletrônico do banco. Depois que um dos vigilantes, MARCELO BATISTA DOMINGUES, reagiu ao assalto, teve início uma troca de tiros dentro da agência, que continuou pela esteira rolante que dá acesso ao andar inferior. Foram disparados cerca de 30 tiros de fuzil.  

O ator MARCOS MION se envolveu em um acidente de carro quando chegava à sede da MTV, em SÃO PAULO. Ao desviar de uma moto que o cortou bruscamente, MION atingiu dois carros que estavam estacionados. Ninguém se feriu.

2 008    :     -    DOMINGO
Assisto a corrida de FÓRMULA 1 nesta manhã, a partir das 9 horas. Em época de Olimpíada, uma vitória como a de MASSA nesta manhã é digna de medalha de ouro. O piloto da FERRARI ganhou com sobras o GP DA EUROPA, disputado na cidade de VALÊNCIA. Após receber a bandeirada na ponta, o próprio brasileiro se sentiu na pele de CÉSAR CIELO, MAURREN MAGGI e das meninas do vôlei. “Eu hoje ganhei a minha medalha de ouro”, comemorou MASSA, que se recuperou do trauma da última corrida, quando liderou até três voltas do fim e viu seu motor explodir. O pódio na ESPANHA ainda teve o inglês LEWIS HAMILTON em segundo e o polonês ROBERT KUBICA em terceiro. Já NELSINHO PIQUET, da RENAULT, teve apenas discreta atuação, chegando na 11ª colocação, enquanto RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, acabou na 16ª e penúltima posição. A alegria de MASSA foi ainda maior devido à quebra do motor de seu companheiro de equipe, o finlandês KIMI RAIKKONEN. Com o resultado da prova espanhola, que estreou no calendário da F-1, o brasileiro assumiu a segunda colocação na classificação do MUNDIAL com 64 pontos. A ponta segue com HAMILTON, que tem 70. Já RAIKKONEN ficou com 57. Depois de dois anos e meio na FERRARI, MASSA já conseguiu se igualar a RUBENS BARRICHELLO em número de vitórias e poles. São nove triunfos e 13 vezes largando na primeira colocação. O finlandês HEIKKI KOVALAINEN chegou em quarto; JARNO TRULLI em 5º; SEBASTIAN VETTEL em 6º; TIMO GLOCK em 7º; NICO ROSBERG em 8º; NICK HEIDFELD em 9º; SEBASTIEN BOURDAIS em 10º

LUCINDA anda atrapalhada nesses últimos dias. Ontem, pensava que iria passar uma noite tranqüila, já que a KÁTYA e o PAULO CÉSAR passariam a noite na casa de dona SORAYA e NELSON. No entanto não foi isso que aconteceu. Tanto o PAULO como a KATYA e o IAGO vieram dormir em casa. O JOÃO GOMES colocou um colchão na sala para passar a noite. Nesta manhã, quando ela está atarefada com o serviço caseiro eis que chega o seu irmão AMÉRICO, acompanhado de sua mulher. Vieram para almoçar conosco.

Cerca de seis mil pessoas participaram hoje da 9ª edição da Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, no Parque do IBIRAPUERA. Pelo menos quatro mil pessoas se inscreveram para participar da corrida, segundo o secretário municipal de Esportes, WÁLTER FELDMANN. Artistas da Rede GLOBO também vestiram a camiseta da campanha, que tem como slogan “O CÂNCER DE MAMA NO ALVO DA MODA”. A largada foi dada às 8:30 horas e os participantes competiram nas categorias masculina e feminina, sem diferença de idade. LEANDRO PRATES terminou a corrida em 17 minutos e oito segundos, ficando com o primeiro lugar. A segunda e a terceira colocações ficaram com JOSÉ RODRIGUES DA FONSECA e RAFAEL DOS SANTOS NOVAES, respectivamente. No feminino, a campeã da corrida foi MARIA CRISTINA VAQUEIRO, que fez o percurso em 19 minutos e 54 segundos. Logo depois, chegaram ROSÂNGELA FIGUEIREDO e VIVIAN OLIVEIRA.

Os zagueiros do SÃO PAULO tiveram que dormir de barriga pra cima na noite passada. E tudo por causa do puxão de orelhas que levaram do técnico MURICY RAMALHO. A defesa falhou duas vezes, o suficiente para sofrer dois gols e ficar no empate, em CURITIBA, com o CORITIBA, por 2 a 2. Na verdade, o resultado não foi bom para ninguém, uma vez que os dois clubes sonhavam em voltar ao grupo dos quatro primeiros colocados que garantem vaga na TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA em 2009. Com o ponto somado, a equipe do MORUMBI chegou a 37 e está na quinta posição. Já os paranaenses estão em oitavo, com um ponto a menos.

O torcedor santista passou os últimos 24 dias ouvindo piadas a respeito da má fase do seu time e sem poder comemorar uma vitória. Sob ameaça de rebaixamento – segue entre os piores do BRASILEIRO – não tinha nem como se defender. Hoje, o atacante KLÉBER PEREIRA resolveu amenizar tal sofrimento. Na VILA BELMIRO, assumiu o papel de destaque do time e, ao marcar os gols do 2 a 0 sobre o CRUZEIRO, proporcionou um momento de festa à torcida.

Líder do Campeonato Brasileiro, o GRÊMIO arrancou um empate sofrido no RECIFE, hoje à noite, por 1 a 1, com o NÁUTICO, mantendo a vantagem de cinco pontos que o separa do segundo colocado, agora o PALMEIRAS. O BOTAFOGO por pouco não conseguiu a sétima vitória seguida no BRASILEIRO: só no final do jogo o VASCO arrancou um empate por 1 a 1, nesta noite no MARACANÃ. O INTERNACIONAL complicou sua situação no Campeonato depois do empate por 1 a 1 com o FLAMENGO, no BEIRA-RIO, em PORTO ALEGRE. Com o resultado, o time gaúcho passou a somar 30 pontos, seis atrás da equipe carioca, um adversário direto na luta por pelo menos uma vaga na TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.
ATLÉTICO MINEIRO x ATLÉTICO PARANAENSE. As duas equipes precisavam da vitória para ficar mais longe da zona do descenso, mas quem tomou a iniciativa e mereceu golear por 4 a 0, nesta noite, no MINEIRÃO, foi o ATLÉTICO MINEIRO, que tem agora 28 pontos. O ATLÉTICO-PR permanece com 23. 

Uma bomba caseira explodiu na tarde de hoje dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Um auxiliar de enfermagem ficou levemente ferido. O incidente ocorreu por volta das 11:30 horas a poucos metros do Hospital HELIÓPOLIS, na Avenida ALMIRANTE DELAMARE, zona sul da capital.

O empresário francês JACQUES LANG, 75 anos, e sua mulher, a leiloeira DIRCE FLORESTAN FELICE LANG, de 78, foram encontrados mortos a tiros dentro de casa, na Avenida REBOUÇAS, no JARDIM PAULISTANO, zona oeste da capital. Os dois estavam caídos dentro do escritório do imóvel, ele com um tiro num dos ouvidos e ela, baleada na nuca. O caso foi registrado no 15º Distrito Policial (ITAIM BIBI), como homicídio seguido de suicídio.

Morreu na madrugada, em MACEIÓ, o empresário, ex-vereador e ex-secretário municipal CLÁUDIO FARIAS – irmão de PAULO CÉSAR FARIAS, o PC FARIAS, tesoureiro da campanha de FERNANDO COLLOR DE MELLO, em 1989. O mais novo dos irmãos, CLÁUDIO tinha câncer da próstata. PC foi encontrado morto, junto com a namorada SUZANA MARCOLINO, em 1996.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA cancelou viagem que faria hoje à tarde para o RIO GRANDE DO SUL. LULA iria a GRAMADO, onde participaria da cerimônia de abertura do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. De acordo com o Palácio do Planalto, o cancelamento ocorreu por causa do mau tempo na região. Sem agenda, LULA permaneceu em BRASÍLIA.

A investigação da Polícia Federal que ameaça ferir de morte o secretário de Relações Institucionais do PT, ROMÊNIO PEREIRA, preocupa a cúpula do partido e o Palácio do Planalto. Motivo: a suspeita de que ROMÊNIO integra um esquema de desvio de verbas públicas, levantada pelo Ministério Público, atinge o PT em plena campanha eleitoral e põe mais uma vez o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na berlinda, no rastro da OPERAÇÃO JOÃO-DE-BARRO, comandada pela PF.
Pressionado, ROMÊNIO pediu afastamento de suas funções na Executiva do PT por 60 dias, mas petistas temem que o caso volte a desgastar o partido e ressuscite a pecha de corrupção que abalou a sigla após o escândalo do mensalão, em 2005. Além disso, as denúncias serviram para atiçar a guerra interna entre concorrentes do PT. O espinhoso assunto contaminará na quarta-feira, dia 27, a reunião da Executiva, antes marcada apenas para discutir eleições. ROMÊNIO teve a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e entrou na mira do procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA, depois que investigação da PF apontou indícios de seu envolvimento com uma quadrilha que fraudava obras públicas em MINAS e desviava recursos do PAC.

Habituados a postos de comando, os quais exerceram por anos a fio, delegados federais da antiga geração andam descontentes com a política de renovação promovida pela cúpula da Polícia Federal que os exclui do topo do organograma da corporação. O novo modelo de gestão que BRASÍLIA quer para a PF abre oportunidade para os profissionais mais jovens e isso, para os veteranos, é uma heresia. Em SÃO PAULO, maior foco de insatisfação, pelo menos 12 delegados da velha guarda se mobilizam para recorrer à Justiça, em busca da recuperação dos melhores e mais importantes cargos. Querem que a Justiça reconheça que antiguidade é hierarquia.

Os 17 dias para os quais a CHINA se preparou durante 7 anos chegaram ao fim hoje com outro espetáculo grandioso, que misturou circo, tambores, ópera, canções tradicionais chinesas, fogos de artifício, danças étnicas e até confete e serpentina. Centenas de dançarinos e acrobatas ocuparam o centro do NINHO DE PÁSSAROS e entregaram à platéia um show que o próprio diretor ZHANG YIMOU disse seria impossível em qualquer outro lugar do mundo – com exceção da ditatorial e reclusa CORÉIA DO NORTE – em razão da escala humana e das inúmeras horas de ensaio necessárias para a obtenção do rigor exibido. Como na abertura, no dia 8 de agosto, o espetáculo começou ao som de tambores, tocados por 200 atores distribuídos nos degraus, que contornavam o palco de 20 metros de diâmetro. Acima deles flutuavam dois enormes tambores suspensos por cabos de aço e tocados por uma pessoa de cada lado. A percussão logo ganhou a companhia de sinos, com 1.148 dançarinas que emitiam sons metálicos quando se movimentavam. Cada uma trazia no corpo luzes e  1.000 pequenos sinos, que respondiam aos sons graves dos tambores. Não houve referência aos 5.000 anos de história chinesa, cuja grandiosidade foi o centro do espetáculo de abertura. O objetivo de hoje foi apresentar uma CHINA amigável e não ameaçadora, apesar de sua crescente supremacia no cenário mundial. O tema do espetáculo era “harmonia, amizade e alegria” e os principais momentos da OLIMPÍADA foram lembrados em imagens exibidas no enorme telão em que se transformou a parte superior do NINHO DE PÁSSAROS.
Em um clima de CIRQUE DU SOLEIL, 200 estudantes de “kung fu” voavam com a ajuda de botas propulsoras, enquanto outros acrobatas conduziam 60 rodas iluminadas por todo o centro do estádio. O ápice veio na segunda parte do show, quando a pira olímpica foi apagada. Uma estrutura de 23 metros de altura, batizada de TORRE DA MEMÓRIA, emergiu do centro do palco e foi escalada por 396 acrobatas, cujos movimentos criavam “chamas humanas”. No final, 16 faixas de 43,48 e 53 metros de cumprimento foram presas ao topo da torre e suspensas na outra extremidade por cabos, formando a imagem de uma enorme flor. Enquanto fogos de artifício explodiam sobre o NINHO DE PÁSSAROS, atores com corpos iluminados presos a cabos de aço subiam até o topo do estádio, realizando acrobacias.
Mais descontraído e menos solene que a abertura, o encerramento teve seu momento de “gala” com o encontro “romântico” entre o tenor espanhol PLÁCIDO DOMINGO e a soprano chinesa SONG ZUYING, que usava um vestido longo absolutamente brilhante.
A despedida dos atletas foi simbolizada pela escada de embarque em aviões e painéis eletrônicos anunciando partidas de vôo. O presidente do Comitê Organizador dos JOGOS DE PEQUIM, LIU QI, lembrou que os atletas quebraram 85 recordes olímpicos e 38 recordes mundiais nos 16 dias de competições, das quais participaram 204 países.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, JACQUES ROGGE, afirmou que os Jogos serviram para o mundo aprender sobre a CHINA e a CHINA aprender sobre o mundo. Às 20:56 horas, ROGGE declarou encerrada a 29ª Olimpíada, o que deu início à passagem do bastão de PEQUIM para LONDRES, sede dos JOGOS de 2012.
O prefeito da capital chinesa, GUO JINLONG, entregou a bandeira olímpica ao prefeito de LONDRES, BÓRIS JOHNSON, que terá a tarefa de surpreender o mundo daqui a quatro anos, depois do espetáculo de PEQUIM.
No final, os chineses fizeram o que chamaram de “carnaval”, com diversos cantores no palco, voluntários e atletas dançando e fogos de artifício. Mas a única coisa que lembrava o que os brasileiros conhecem por carnaval eram o confete e a serpentina.

Um avião com 83 passageiros e sete tripulantes caiu hoje no QUIRGUISTÃO, na ÁSIA CENTRAL, logo após levantar vôo do aeroporto da capital BISHKEK. A aeronave, um BOEING 737-200 pertencente à empresa ITEK AIR e operado pela IRAN ASEMAN AIRLINES, seguia em direção a MOSCOU quando apresentou problemas técnicos. De acordo com o primeiro-ministro do QUIRGUISTÃO, IGOR CHUDINOV, pelo menos 70 pessoas morreram no acidente. “Das 90 pessoas a bordo, apenas 20 sobreviveram e foram hospitalizadas no Instituto de Traumatologia. O piloto também está vivo, mas é difícil conversar com ele agora”, informou CHUDINOV. Ele prometeu divulgar amanhã uma lista completa de mortos e sobreviventes. As vítimas foram resgatadas do avião ainda em chamas. Toda a fuselagem foi destruída pelo fogo e apenas a parte traseira permaneceu intacta.

Um homem-bomba deixou hoje 25 mortos durante um jantar no distrito sunita de ABU-GHRAIB, na região oeste da capital iraquiana, BAGDÁ. O ataque ocorreu na casa de um xeque local, que havia preparado uma festa para comemorar a libertação do filho, que estava sob custódia americana.

2 009      :       -      SEGUNDA-FEIRA      K18Y/20113  /202213 94420J46
O Comandante da 12ª Companhia de Comunicação Leve, CAP ÉDSON LOPES SOUTO, tem a honra de convidar V. Exª / V. Sª e digníssima família para a solenidade do 14º Aniversário da 12ª Cia Com L.
DATA: 24 de agosto de 2009
HORA: 16:00
LOCAL: FORTE IPIRANGA – RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 33 – JARDIM RAFAEL.
CAÇAPAVA
Passo uma manhã atrapalhada com o computador. Respondo a mensagens solicitando informações sobre o Monumento Mausoléu e outros assuntos ligados à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também a atualização de minhas memórias é outro fator de ocupação das horas da manhã.
Numa manhã fria, com trânsito lento, vou para o MMDC. Ainda não se consertou o estrago feito pela pessoa que foi colocar um extintor na entrada da Sociedade e furou um cano d´água. A parede está cada vez mais úmida e a pintura vai sendo comprometida.
A reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial ocupa toda a tarde. O coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO, a secretária FRANCES DE AZEVEDO e os membros: GINO STRUFFALDI, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, EDIMARA DE LIMA, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MAJOR PM Ref ARLINDO DE SOUZA PICOLI, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, GAETANO BRANCATI LUIGI, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, JÁCOMO SPAMPINATO NETO, MILTON FERNANDES, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, OG POZZOLI, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, VALDIR ABDALLAH, VILMA GAGLIARDI, WASHINGTON (do TRE) vão participar da Palestra do Doutor AMAURY PASTORELLO, Sub-Prefeito da SÉ que aborda o tema “MORADORES DE RUA”. SÃO PAULO tem atualmente cerca de 12.500 moradores de rua, sendo que 8.500 na região da sub-prefeitura da SÉ. O palestrante fala dos entraves administrativos, da atual legislação, do trabalho executado pela Aliança da Misericórdia, pelo Padre ROSALVINO, da ação desenvolvida na Cracolândia, pela Tenda instalada na Rangel Pestana, pelo Boracéia, pelo AMA, UBS, enfim todos os meios que estão em andamento para minorar esse quadro constrangedor da cidade. Várias perguntas são feitas e a conclusão que eu tiro é que os moradores de rua tendem a aumentar, pois a legislação é falha e os meios são deficientes.
A pauta do coordenador é extensa e vamos sair da Associação Comercial bem mais tarde do que o costume. Ficamos sabendo que ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO está internado numa UTI e, o que é pior, sua esposa também está internada, mas ele não sabe.
ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 24 DE AGOSTO DE 2009, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR, RUA BOA VISTA, 51, SALA TADASHI.
Coordenador da Comissão: Conselheiro Francisco Giannoccaro
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros da Comissão conforme lista de presença anexa. Justificadas as ausências de Antonio Augusto Bizarro, Miriam Ito Tanaka, Ricardo Luis Martins Scalise, Tizuko Hassegawa Mikan: O Coordenador, Francisco Giannoccaro, colocou a ata em votação que foi aprovada por unanimidade.
Reunião de hoje em duas etapas: Palestra. Palestrante: Subprefeito da Sé, Amauri Luiz Pastorello (amauripastorello@prefeitura.sp.gov.br ). Tema: Moradores de Rua: Em síntese, o palestrante, assim se manifestou: “Que é engenheiro em administração e marketing estratégico. Que a Sé é um desafio. Problemas são muitos, a toda hora. A Sé é diferente de outras regiões da cidade. Recebi do Prefeito a incumbência de trabalhar aqui no centro com moradores de rua. São 8.500 aqui no centro. No todo, 12.500 na Capital. O Secretário Matarazzo recebe diversas reclamações. Ninguém gosta de morador de rua em frente à sua casa ou estabelecimento comercial. Não há consenso, solução para este caso. Sei que não pode ficar como está. A questão é crônica. Antiga. Se fosse fácil, os governos anteriores teriam resolvido. Isto é no mundo todo. Tenho observado qual a razão. Sempre que converso com um morador de rua, normalmente um ou dois por dia. O que gerou sua ida para a rua. São diversos fatores, oriundos de choque que os levam a romper com a sociedade. Com as regras da sociedade. São problemas familiares ou econômicos. Separação judicial, briga de sócios, falência, etc. Motivos diversos. Há um momento de rompimento que o conduz para rua. Nesta, ele encontra solidariedade que não tem em família.. Quer seja num canto para dormir, na divisão de aguardente, droga, partilham o pouco que tem. Qualquer restaurante, bar ou loja fornece uma marmita para ele sair dali de frente do seu estabelecimento. Há instituições que ajudam. Evangelistas, católicos, fornecem sopa, cobertor, etc. Inclusive, há um morador de rua que chega a colocar uma placa de papelão em suas costas à noite com os dizeres: “Já jantei”, para não ser incomodado à noite. A rua é confortável para eles, daí não aceitarem as imposições (regras) dos albergues, ou de outros lugares que lhes imponham regras. O morador de rua possui um espaço garantido. Os moradores se juntam para proteção. Só sai do seu local por briga ou se alguém mais forte toma o seu espaço por algum motivo. Ficam donos do lugar. Ali é sua casa, seu mundo. Ademais, os comerciantes fornecem o papelão (é mais fácil para o comerciante dar do que embalar). Conheço alguns que estão no mesmo lugar há tempos. Mesmo que retire suas coisas, eles voltam. Se tivesse alguém que o tutelasse para um tratamento psicológico, internação e reinserção na sociedade, mas... Entendo que a Administração Pública deve cuidar, mas se omite de socorrê-los, pois, há parecer da OMS, de que no Hospital Psiquiátrico não comporta tal tratamento. Se, a Prefeitura, o Estado, não fazem nada é devido as dificuldades legais. Há necessidade de um familiar que concorde com o tratamento. Assim, sem familiar não há tratamento, socorro. Alternativas: Autorização do Juiz e comunicação ao Ministério Público para se levar um deficiente mental ao Hospital. Acompanhamento de um psiquiatra, com laudo de profissionais para internação por 6 meses mais ou menos. O psiquiatra não atende na rua, só no consultório. É um problema de difícil solução. Não há um caminho traçado. Outro problema são os albergues. Como disse, eles não aceitam regras e os albergues têm regras: banho, não pode entrar com cão, etc. Há várias portas de saída: Hospital de Idosos (Rua Helvetia), outro na Liberdade, etc. Aliança de Misericórdia que possui trabalho interessante. Tratam dos moradores de rua (Padre Antonello) (Padre. Rosalvino em Itaquera) onde, o morador de rua, tem liberdade, sem regras. Oferece remédios, roupas, tudo fazendo para sua ressocialização. Os moradores de rua não gostam. Fizemos algumas tentativas: no Parque D. Pedro, não foi possível. Alda Marco Antônio implantou no final da Rangel Pestana, tenda de 100m², com doze banheiros químicos, jogos, TV, 1 a 3 assistentes sociais. É um espaço aberto, democrático. Tudo pode entrar mesmo bebida. Esta é a primeira experiência com a Tenda. É um imã para atraí-los. Ele pode entrar e sair a qualquer hora, com seu cão, carroça, menos bebida... A Secretaria Municipal tem outros projetos. Fora do centro temos a cracolândia onde Andrea Matarazzo pretende revitalizar aquele espaço (Nova Luz). Há a AMA (110 anos na cidade) que promove o primeiro atendimento e outros centros de saúde. Conseguimos implantar AMA para o morador de rua=UBS (Unidade Básica de Saúde) que funciona 24 horas. São projetos antigos que foram implantados. Aos poucos estamos conseguindo. Estamos, também, retirando as carroças que vendem frutas. Muitas dessas são adoçadas artificialmente sem qualquer noção de higiene, etc.
Somos geradores da desordem pública, a partir do momento que compramos, que adquirimos esses produtos. Inclusive, quando contratamos carroceiros para levar entulho. Eles largam em qualquer lugar. Temos que ter a consciência para atitudes corretas. Passar para nossos familiares, amigos, vizinhos. Este tipo de bondade é um desserviço à sociedade, à ordem pública. Não devemos colocar lixo fora do horário comercial. Separar lixo de valor agregado e não agregado, não dar papelão para carroceiro. Há coleta específica. A Prefeitura sempre tem um caminho.”
Francisco Giannoccaro agradece, esclarecendo que nossa Comissão não tem só comerciantes, e que congrega profissionais de diversos segmentos. Observa que tem havido aumento de moradores de rua, mormente de jovens. Acúmulo de lixo impressionante. Algumas medidas devem ser tomadas.
Dada a palavra aos presentes, foram feitas perguntas pelo: Pedro Paulo Trindade, Maria Cecília Naclério Homem, Valdir Abdallah e pelos visitantes Tereza Rocha e Wasghinton, no sentido de que em outros lugares do mundo há controle sobre morador de rua; que a falta de emprego é o causador do aumento deste, as drogas... ao que, antecipadamente, Dr. Giannoccaro respondeu: Que traficante é o ponto principal do problema e que temos que combater e juntamente com as feiras de alimentos sem fiscalização.
O Palestrante, Dr. Amauri, esclareceu que enquanto houver consumo haverá traficante. Que a repressão ao crime faz parte da estratégia, porém não é prioridade de nossa administração. Cuidamos mais da parte de recuperar o usuário. Quanto aos albergues já falamos sobre acima. Quanto aos outros países, temos que os chineses, muçulmanos têm legislação diferente, dando como exemplo Bogotá, etc. Que, temos 1400 pessoas para limpeza pública; 15 caminhões-pipa para limpeza da cidade; que duas vezes por noite lavamos a Sé, Praça da República e outras ruas do centro. Quanto ao emprego, falta qualificação. Quanto aos drogados, a policia passa e aborda. Há agente social que ajuda, inclusive dois institutos que aceitam estes usuários de drogas. Mas, estes não aceitam, não colaboram... e como não podem ficar todo o tempo dopados, eles logo retornam para as ruas. Que, teremos reunião na Secretaria de Segurança Pública para balanço do que foi feito até agora, para tentarmos acabar com isso. Temos, também, o projeto de ocupação do centro da cidade com Fábio Ávila e o vereador Kito Formiga. Trata-se de ocupação cultural em cinco espaços públicos: Sé, São Bento, Praça do Patriarca, Largo São Francisco e Pátio do Colégio. Artistas novos para se apresentarem. Assim, os moradores de rua terão possibilidade de assistirem. Trará benefício para região central. Há a Associação Viva o Centro. Estamos sentido melhoria sensível para pessoas que residem no centro ou passam por aqui. (Ao que Og Pozzoli observou que o centro antigamente fervilhava de vida. Não tinha moradores de rua).
Francisco Giannoccaro agradece mais uma vez, e convida o palestrante a discutir, mais vezes, os problemas de nossa cidade.
EXPEDIENTE: A) Lidos todos os ofícios requeridos na reunião anterior: B) O coordenador ressalta que: 1) A manifestação do presidente Burti sobre as sanções impostas ao jornal Estado de SP é bem vinda. É da nossa comissão; 2) Dia 25 de agosto, Dia do Soldado (declamado poema alusivo pela Secretária Frances; 3) Convite Distrital Santana: 12 de Setembro, às 10 horas, evento cívico.;4) Convite: Distrital Ipiranga “Dia da Pátria”; 5) Que, o convite ao Deputado Federal Pais de Lira sobre a situação de nosso Congresso está sendo providenciado; 6) Distrital de Pinheiros e Subprefeitura e OAB, Conseg convidam para Semana da Pátria, dia 30 Agosto, às 10 horas, Praça Panamericana; 7) Dia 14 de Setembro: aniversário de Milton Fernandes; 8) E-mail enviado por Frances para dia 1º Setembro, Câmara Municipal, onde declamará poemas na solenidade de hasteamento da Bandeira, às 11 horas; 9) Convite para Solenidade Comemorativa da Semana da Pátria, Dia 3/09, às 10 horas, com a participação especial de Pedro Paulo Penna Trindade, no Auditório da Unisant`Anna. (dia 30/8, Pedro Paulo participará de evento no Largo São Bento, referente ao Projeto do Subprefeito da Sé); 10) Ofício de congratulações para Gal. Oliva referente ao Dia do Soldado; 11) Convite para que todos compareçam à Plenária no dia 31, às 17 horas, onde será feita a outorga do Colar “Carlos de Souza Nazareth”, ao presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad; 12) Aprovado o projeto de Poesia Pela Paz de Frances. Dar andamento; 13) Coordenador agradece os préstimos da secretária Valéria no almoço do Alto Comando Militar do Exército Brasileiro onde houve outorga do Colar. Que, nesta oportunidade foram feitas observações junto ao Coronel Edilson Rosa e General Esper sobre a insatisfação nossa quanto ao local do Desfile de 7 de Setembro que deveria ser na Av. D.Pedro I e não na Passarela do Samba. Concordaram com a reivindicação para o próximo ano, mas vamos diligenciar desde agora; 14) Que, para o evento cívico na Câmara levaremos duas escolas:uma de Santana e outra da Sudeste.
Dada a palavra aos demais: Por Maria Cecília N. Homem foi dito que enviará carta para DC referente à reforma no Pátio do Colégio, em seu nome particular, não citando que é integrante da Comissão Cívica e Cultural.
Pelo Jácomo Spampinato foi informado que a Distrital Lapa enviou comunicado aos comerciantes para participarem da Semana da Pátria exibindo símbolos nacionais, decorando suas vitrines, bandeirinhas, etc.
Feita menção, pelo Coordenador, sobre a publicação no Estado de São Paulo: “Centro abrigará Ocupação Cultural”. Outrossim, que o coronel Mendes, Ventura e Capitão Gino foram condecorados, em 19 de agosto, com a Medalha “Cruz de Honra”; que, sentimos falta do D`Amico (foi quem enviou carta para Câmara Municipal sobre Hasteamento da Bandeira).
Professora Edimara relata que houve Assembléia na Prefeitura Municipal para Educação, onde grupos minoritários inserem o que bem entendem. Que ficou estarrecida. Algumas propostas discriminatórias, inclusão de pessoas com deficiências... Que não havia representação da iniciativa privada. Que sequer tive oportunidade de me manifestar; Que não houve divulgação. E que é este documento que vai reger a educação em nosso país. Peço atenção desta comissão para o que está acontecendo.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, que agradeceu a presença dos convidados, e foi assinada por ele e pela Secretária Frances de Azevedo.

Francisco Giannoccaro                                     Frances de Azevedo
         Coordenador                                                      Secretária

Acompanho o GINO até o metrô. O retorno para GUARULHOS é sofrível. O tempo não ajuda. Demoro mais de duas horas dentro do ônibus.
Bem mais tarde recebo um telefonema do GINO. Ele me diz que foi publicado num jornal de GUARULHOS um edital de convocação de uma Assembléia Geral Eleitoral para 3 de setembro, na sede do CPA/M-7, a fim de se escolher os novos presidentes do Núcleo de GUARULHOS. Só que nesse edital está sua assinatura e isso é de estranhar. O certo é o Edital ter a assinatura do presidente do núcleo, que seria a JANAÍNA. Além do mais forjaram a sua assinatura.
Essa mensagem também recebo pela Internet e peço, via e-mail, que a MARINEI e a JANAÍNA expliquem se foram delas que partiu a liberação da assinatura do GINO, que está na Internet, mas de uso com consentimento do presidente da Sociedade.

RUBENS BARRICHELLO foi jogado ao ar por integrantes de sua equipe a BRAWN GP, depois da espetacular vitória no GP DA EUROPA, em VALÊNCIA, no domingo. Saiu para comemorar à noite com os amigos e recebeu elogios grandiosos de gente de dentro e de fora da Fórmula 1 pelo irretocável desempenho na corrida. Hoje, no entanto, um dia depois de se lançar como candidato ao título, RUBINHO festejou sozinho. “Na quarta-feira temos evento promocional da BRAWN, aqui em PORTUGAL, minha família está em SÃO PAULO, me restou ficar no twitter e responder às 78 mensagens que havia no meu celular”, disse.

Ontem à noite, foi divulgada a notícia do sumiço do cantor BELCHIOR. O desaparecimento do músico cearense, de 62 anos, foi tema do programa “FANTÁSTICO”, que citou inclusive dois carros abandonados por ele em estacionamentos. Leitores do site G1 dizem que o artista foi visto no URUGUAI. Amigos comentam que o desaparecimento tem a vê com o processo de divórcio pedido por sua ex-mulher há dois anos. FAGNER, que assina com BELCHIOR “MUCURIPE”, gravado por ELIS REGINA e ROBERTO CARLOS, diz que há tempos não vê o parceiro. “A última vez que estivemos juntos foi na Festa Nacional da Música, em GRAMADO (RS), em outubro do ano passado.

O início do processo de demissão dos principais integrantes do grupo político da ex-secretária da Receita Federal LINA MARIA VIEIRA provocou hoje uma rebelião no órgão. Seis superintendentes, cinco coordenadores de áreas e um subsecretário da Receita puseram seus cargos à disposição em carta ao atual secretário, OTACÍLIO CARTAXO. No documento, os demissionários condenam o que chamam de “clara ruptura com a orientação e as diretrizes que pautavam a gestão anterior”. LINA falava em fiscalizar os “grandes contribuintes”, em vez dos “velhinhos e aposentados”. Além da disputa política, a arrecadação fraca está entre os fatores da crise na Receita – para a Fazenda, os “rebeldes” colocaram os cargos à disposição apenas para se antecipar a uma demissão dada como certa.

Passada uma semana de sua absolvição no Conselho de Ética, o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, tentou retomar hoje a rotina com um discurso sobre o centenário da morte do escritor EUCLIDES DA CUNHA e do 55º ano da morte do presidente GETÚLIO VARGAS. O script, com ares de normalidade traçado por ele foi, no entanto, alterado pelo senador EDUARDO SUPLICY. Em aparte, o petista cobrou SARNEY e o acusou de ter cometido erros e adotado “procedimentos que não foram adequados.”
“As coisas não podem ficar como estavam. E essa é a voz que ouço por toda a parte, nas centenas de e-mails que tenho recebido”, disse SUPLICY. O discurso para constranger SARNEY foi combinado com o líder da bancada do PT, ALOÍZIO MERCADANTE, que na semana passada ameaçou renunciar ao cargo, depois que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e a cúpula do partido orientaram os três senadores petistas no Conselho de Ética a votarem pela absolvição de SARNEY.

Menos de uma semana após o apoio do PT garantir o arquivamento das representações contra o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, o PMDB começa a pagar a fatura do acordo. Durante um encontro em que reuniu líderes dos dois partidos em SÃO PAULO, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA definiu hoje os Estados nos quais quer ver solucionados impasses para costurar o apoio à candidatura presidencial da chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF.
LULA tomou a iniciativa de colocar o assunto em pauta e chamou o presidente licenciado do PMDB, MICHEL TEMER, para um almoço no escritório da Presidência, na capital paulista. À tarde, o encontro ganhou a presença do presidente nacional do PT, deputado RICARDO BERZOINI, e dos líderes na Câmara CÂNDIDO VACCAREZZA e HENRIQUE EDUARDO ALVES. Tanto no almoço quanto na reunião ampliada, LULA disse esperar um empenho dos dois partidos para viabilizar um palanque forte para DILMA. A prioridade máxima é conseguir a união de forças em torno de um mesmo candidato e, apenas em último caso, trabalhar por palanques múltiplos para DILMA.   

A Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) encaminhará ao governo brasileiro nos próximos dias um pedido de explicações sobre a demanda apresentada àquela corte por representantes das vítimas e familiares da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciando violações aos direitos humanos durante as operações militares na região sul do Estado do PARÁ. Essa é a primeira vez que uma demanda envolvendo a guerrilha e o desaparecimento de opositores do regime militar é aceita pela Corte Interamericana e remetida ao BRASIL, com pedido de explicações. O caso deve começar a ser julgado na corte no primeiro semestre do ano que vem.
Personagem símbolo de duas efemérides de 2009 – os 30 anos da anistia e os 40 anos do seqüestro do embaixador norte-americano CHARLES ELBICK – o deputado e ativista FERNANDO GABEIRA fala de guerrilha, tortura, exílio e ecologia no recém-lançado DOSSIÊ GABEIRA, O FILME QUE NUNCA FOI FEITO, livro do jornalista GENETON MORAES NETO.
Praticamente todos os temas que emergem na obra já foram tratados por GABEIRA em livros autobiográficos, principalmente O QUE É ISSO, COMPANHEIRO, lançado no começo dos anos 1980. Mas há novidades sobre duas figuras públicas do País: o senador ROMEU TUMA e o ator CARLOS VEREZA.
No livro, estruturado como entrevista, GABEIRA, hoje deputado pelo PARTIDO VERDE, revela que foi o ator quem cortou e pintou seus cabelos quando se escondia da polícia e dos militares, em 1969, logo depois de participar do seqüestro de ELBRICK. O embaixador foi libertado em troca da soltura de 15 presos políticos, entre eles o então líder estudantil JOSÉ DIRCEU. “Antecipei, sem querer, o corte grunge. Quem era louro ficou moreno, quem era moreno ficou loiro”, disse VEREZA, em depoimento no livro. Ele alega que ajudou os envolvidos no seqüestro, sem saber quem eram.
TUMA é citado, pela primeira vez, como o delegado com quem GABEIRA teve um breve diálogo quando estava preso do DOPS, de SÃO PAULO.
Sobre o seqüestro que lhe trouxe notoriedade e que o levou à prisão e ao exílio de quase 10 anos, GABEIRA manifesta arrependimento. Ele cita o caso da senadora que passou seis anos em poder das FARC. “Depois de ler relatos de INGRID BETANCOURT, eu que participei do comitê  para libertá-la, digo: hoje vejo o seqüestro com os olhos de INGRID BETANCOURT. (...) Passei para o outro lado. Você tem de estar com a vítima do seqüestro, não com os seqüestradores.”  

O médico ROGER ABDELMASSIH vai continuar preso. A ministra ELLEN GRACIE, do STF, negou nesta noite a liminar no hábeas corpus impetrado no sábado, dia 22, pela defesa. O médico está preso desde o dia 17 sob a acusação de ter cometido 56 estupros.
Para negar o pedido de liminar, a ministra baseou-se numa súmula do STF que prevê requisitos processuais para a concessão desses pedidos. A súmula 691 estabelece que o STF não deve atender aos pedidos quando a instância inferior da Justiça já negou a liminar e ainda não julgou o mérito do hábeas corpus, caso de ABDELMASSIH.
Diante da decisão do STF, a policia deve transferir amanhã o médico da carceragem do 40º DP para uma penitenciária em TREMEMBÉ, no interior do Estado. A previsão é de que o julgamento do mérito do hábeas corpus pelo TJ-SP leve pelo menos um mês. O advogado do médico protestou: “Peço que o dr ROGER permaneça onde está. Ele sofre de problemas cardíacos passou por cirurgia e deve ficar onde os médicos possam visitá-lo com mais facilidade”, assinalou.   

Maior banco privado do País, o ITAÚ UNIBANCO deu hoje um passo importante para atingir a liderança de um segmento de mercado onde tradicionalmente fica atrás do BRADESCO, seu principal concorrente. A instituição associou-se à seguradora PORTO SEGURO, que encabeça o ranking brasileiro na área de automóveis.
Na sexta-feira, dia 21 de agosto, a PORTO SEGURO divulgara fato relevante no qual informava que, após meses de negociação, não havia chegado a um acordo com o BRADESCO. O objetivo era firmar uma parceria semelhante à que foi fechada com o ITAÚ UNIBANCO.

Um grupo com cerca de 1,2 mil pessoas permaneceu acampado com os pertences na calçada, nesta noite, após elas terem sido desalojadas pela reintegração de posse de um terreno na região do CAPÃO REDONDO, zona sul da capital. Pela manhã, houve confronto entre esses moradores, que eram da antiga Favela OLGA BENÁRIO, e a Polícia Militar. Resultado: três pessoas detidas, moradores atingidos por balas de borracha e um policial atropelado.
O processo de reintegração do terreno, que pertence à VIAÇÃO CAMPO LIMPO, começou por volta das 6 horas, quando os policiais chegaram para acompanhar dois oficiais de Justiça. No local, havia 800 barracos, onde viviam cerca de 2 mil pessoas. Participaram da operação aproximadamente 250 agentes, entre integrantes do 37º Batalhão da PM e da TROPA DE CHOQUE, além de unidades dos bombeiros.
Um grupo de moradores montou barricadas nos dois extremos da RUA ANA ASLAN, principais entradas da favela. Pneus e dois automóveis foram incendiados para dificultar a entrada – um deles estava com dois botijões de gás e explodiu a poucos metros dos policiais. Além disso, os moradores atiraram pedras, rojões e coquetéis molotov contra os agentes. 

O cantor MICHAEL JACKSON tinha doses letais de anestésico no sangue quando morreu. A informação de legistas de LOS ANGELES consta de um mandado de busca oficial, que foi revelado hoje em HOUSTON, no TEXAS, onde o doutor CONRAD MURRAY, médico do REI DO POP, tem consultório. O astro morreu no dia 25 de junho, aos 50 anos, na casa que alugava em LOS ANGELES, EUA. MURRAY estava dando a MICHAEL 50 miligramas de propofol todas as noites por meio intravenoso. Em 23 de junho ele deu duas substâncias sedativas, lorazepam e midazolam, sem o propofol. Na manhã em que MICHAEL morreu, o dr. MURRAY tentou induzi-lo ao sono sem usar propofol, de acordo com um documento por ele assinado. Disse ter ministrado VALIUM na madrugada, sem sucesso. Deu uma injeção de lorazepam uma hora depois e, uma hora mais tarde, às 3 horas, quando MICHAEL ainda estava acordado, recebeu uma dose de midazolam.
Nas horas seguintes, MURRAY disse que deu ao astro várias drogas até que, às 10:40 horas ele ministrou 25 miligramas de propofol, depois de JACKSON ter pedido a droga repetidamente. O artista então dormiu e o médico saiu para fazer algumas ligações telefônicas, segundo contou à polícia.
Ao voltar ao quarto, o cantor não respirava e MURRAY, então, começou a praticar a reanimação cardiopulmonar, até a chegada do serviço de emergência. MICHAEL foi levado ao hospital, onde foi dado como morto por volta das 14 horas.             

RAY JENKINS, o astro de reality show da TV americana suspeito de assassinar há duas semanas sua mulher, a ex-modelo JASMINE FIORE, perto de LOS ANGELES, foi encontrado morto em um quarto de motel no CANADÁ. A polícia suspeita de suicídio, mas prossegue as investigações sobre a morte.
JENKINS, de 32 anos de idade, estava sendo caçado pela polícia após o corpo nu de sua mulher, a ex-modelo JASMINE, de 28 anos, ter sido encontrado mutilado, dentro de uma mala. Os detetives puderam identificá-la pelo número de implante de silicone que tinha nos seios. A identificação convencional foi impossibilitada porque as impressões digitais, os dentes e dedos da modelo foram arrancados.
JENKINS havia informado à polícia o sumiço de sua mulher, antes de ele mesmo desaparecer. Um barco de sua propriedade, que teria sido utilizado na fuga, foi encontrado próximo à fronteira dos ESTADOS UNIDOS com o CANADÁ.    

2 010       :        -        TERÇA-FEIRA
Melhora o tempo. Já podemos andar sem agasalho. Tenho muito trabalho com meus papéis nesta manhã. O JOÃO GOMES está preparando na hemeroteca uma parede para a colocação de honrarias que tenho recebido nos últimos anos.
Na Sociedade pouca coisa posso fazer hoje porque tenho reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Mesmo o almoço é feito às pressas, não podendo me dedicar aos assuntos principais com os oficiais que estão comigo, alguns pensando nas promoções que deverão ser publicadas amanhã em Diário Oficial.
No 9º andar da Associação Comercial estamos nesta tarde com FRANCISCO GIANNOCCARO, FRANCES DE AZEVEDO, VIVIANO FERRANTINI, MAJOR PM Ref ARLINDO DE SOUZA PÍCOLI, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, EDIMARA DE LIMA, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MARCELO CYPRIANO MOTA, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO e outros. Falamos sobre política, comentando o quadro atual, onde se vê que DILMA ROUSSEFF, trabalhada pela máquina administrativa de LULA, usando dinheiro e prestígio do presidente, está sendo endeusada pela massa ignorante brasileira e aponta já como vencedora em primeiro turno. O DIA DO SOLDADO é outro assunto atual. BIZARRO conta que no falecimento de um parente descobriu-se uma bandeira que teria sido do Movimento Constitucionalista de 1932. GIANNOCCARO comenta a troca de nome de uma rodovia: GENERAL MILTON TAVARES para ZEFERINO VAZ. Isso é algo preocupante. Nomes importantíssimos do cenário brasileiro estão sendo trocados por outros, num “esquecimento” provocativo de nossa história.
ATA DA 23ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 24 DE AGOSTO DE 2010, ÀS 15 HORAS, NO 9º ANDAR (SALA PLENÁRIA), RUA BOA VISTA, 51.
Coordenador: Conselheiro Francisco Giannoccaro.
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista anexa. O mesmo dá as boas vindas para Eliana Corse Ferreira, da Distrital Vila Maria. Aniversariantes do mês: Marcelo Cypriano Motta, dia 01, Fábio Luiz Ralston Salles dia 04, Lucimara Galharde dia 09, Esther Violeta Morete dia 12 e Milton Fernandes dia 14. Justificadas as ausências de: Antonio Carlos Mendes, Gaetano Brancati Luigi, Gino Struffaldi, Maria Cecília Naclério Homem e Milton Fernandes. Ata em votação aprovada com a seguinte ressalva por parte de Marcelo Cypriano: ideologia de Direita. Reiterados os convites para o Dia do Soldado (25/08) no quartel General do Parque Ibirapuera, às 10h30. Enviar ofício de cumprimentos neste sentido; Convite da Distrital de Vila Maria para que nosso Conselho coopere para que o Casarão (ex-sede da subprefeitura de Vila Maria) seja transformado em Centro Cultural (Professora Edimara conhece o Casarão, parabeniza pela iniciativa informando que Paulo Abud poderá apoiar o projeto). Eliana veio especialmente para esse assunto, informando que a idéia é aproveitar a festa do dia de Vila Guilherme para coleta de assinaturas; que já pediu apoio da Prefeitura, porém é demorador. Lions e Rotary de Vila Guilherme apóiam. Escobar diz ser importante policiamento para o Casarão, contudo, Eliana informa que a base da polícia comunitária está em frente ao mesmo; Convite da Câmara Municipal para hasteamento das Bandeiras, no próximo dia 14/09, às 11h30. Neste sentido, foi lida carta do aluno Christian Pereira de Godói, do 4º G, enviada pela professora Gisele, da E.E. Prof. Reducino de Oliveira Lara, onde o mesmo diz de sua satisfação em ter presenciado o hasteamento das bandeiras. Que foi “muito legal e que foi marcante em sua vida”. Quanto ao mastro do Ipiranga, que consta de ata anterior, ainda não foi possível solucionar a questão, mas o coordenador falará com Valdir Abdallah depois. Lidos ofícios enviados e que constam da ata anterior, bem como, ofício para o Jornal Tribuna Paulista e Andrea Sbrama, diretora da Escola Estadual Fernão Dias Paes referente entrega da bandeira paulista.
Coronel Mario Fonseca Ventura informa que ocorreu solenidade na Câmara Municipal de outorga da Medalha Anchieta para João Carlos Dias (enviar oficio de cumprimentos); que a segunda reunião dos familiares dos ex-combatentes (COFAM) ocorrerá amanhã, às 15 horas; que, no dia 2 de Outubro (dia da Cessão das Hostilidades da Revolução de 32) nosso colega Pedro Paulo Penna Trindade receberá a Medalha Pedro de Toledo; que no dia 5 de Outubro, às 11 horas, no hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal/SP, a Sociedade Veteranos será homenageada. Marcelo Cypriano Motta reitera pedido de visita do príncipe Dom Orleans de Bragança em nosso Conselho; que já falou com ele. Conforme Francisco Giannoccaro, devido a relevância da pessoa do príncipe seria melhor esse encontro ocorrer com a presença dos conselheiros e diretores da ACSP, em reunião plenária. Antonio Augusto Bizarro diz que o príncipe já esteve na plenária da ACSP, porém, o coordenador, informa que falará com o presidente Alencar Burti. Antonio A. Bizarro relata que sua família encontrou uma bandeira paulista que pertenceu ao batalhão que seu sogro Jorge Guimarães Moreira comandou durante o Movimento Constitucionalista de 1932. Foi feita sugestão para solenidade na Academia Militar ou neste Conselho para entrega desta bandeira.
Francisco Giannoccaro: que soube através noticiário televisivo que o comitê de anistia referente a revolução de 64 resolveu banir alguns nomes das estradas, monumentos. Tal já começou. Precisamos tomar uma posição a respeito.
Eloy Gonçalves diz que o regime totalitário apaga a memória histórica, temos que nos opor. Vivemos um momento político delicado, vai se apagando da memória a história, o jovem acaba não sabendo. Edimara de Lima: não devemos admitir a mudança de nome de pessoas que fizeram a história do país, do Estado. História é história, não podemos alterar. Podemos ver novos nomes, mas não mudar.
Paulo Tenório: Há um nome na Revolução de 32, o do General Júlio Marcondes Salgado, que deve sempre ser lembrado. Consta que já foi dado o nome dele para um local, mas foi esquecido. Foi figura importante da Revolução e para São Paulo.
Lauro Escobar: temos tantos nomes ilustres da história de São Paulo, mas, infelizmente, acaba se dando outros nomes, temos que dar nomes da história de São Paulo.
Francisco Giannoccaro: o foco da questão é sobre a troca de nomes. Parece revanchismo, temos que combater. Devemos ficar alertas! (Eloy concorda, acrescentando que o totalitarismo, o Foro de São Paulo é que o preocupa).
Napoleão de Abreu: que devemos sugerir a normatização desses nomes antes que sejam colocados. O nosso Conselho poderia ajudar.
Mario Fonseca Ventura aduz que há lei especifica para que não haja alteração dos nomes.
Francisco Giannoccaro: já participou da colocação do nome da Ponte Cruzeiro do Sul, porém três anos depois foi incluído o nome do Jornalista Ari Silva – Ponte Cruzeiro do Sul.
Tal assunto está encerrado, passamos a discutir sobre artigo da Revista Carta Capital, referente à Revolução de 32, onde a demora na compilação das sugestões impediu nossa resposta; já se passaram mais de 40 dias; sendo que os textos de Edimara e Og ficaram ótimos, sendo, neste ato, lidos pela secretária Frances de Azevedo.
Pedro Paulo Trindade, também é da mesma opinião, não se devendo mexer neste assunto; Todavia, Mario Fonseca Ventura sugere que podemos aproveitar os textos para o próximo dia 2 de Outubro, para divulgação dessas cartas. Eloy Gonçalves concorda, para não perder esse material tão bom, podemos publicar em diferentes jornais. Contudo, Francisco Giannoccaro diz que os eleitores não entenderão a nossa resposta, mas que poderemos adequar os textos para o momento. Aprovada tal sugestão. Edimara de Lima ficará responsável pela adequação desses textos.
Francisco Giannoccaro parabeniza Edimara de Lima pelo texto enviado sobre as elites e que foi repassado aos demais membros do Conselho.
Marcelo Cypriano Motta: estamos em pleno processo revolucionário e que sua vontade é que se forme um grupo à parte para agir politicamente e tomar providencia neste sentido. É uma solução. Que ligou para 12 pessoas deste Conselho que aprovaram a idéia. Que tal grupo não deve ficar atrelado à UnoAmérica do qual é ligado, e assumir o lado da direita; não podemos permitir que o processo revolucionário nos tome de assalto; a maioria não tem conhecimento disto; este processo é avassalador. Ao que o coordenador acrescenta que se trata de uma campanha contra São Paulo. Se elegermos Alckmin, vamos contrabalançar. Bizarro concorda com Marcelo, acrescentando que está na hora de nos organizarmos, temos que estar preparado com outros grupos, temos que ter uma linha de atuação.
Francisco Giannoccaro: que a ACSP pretende fazer mobilização para reforma política. Já fizemos antes, com sucesso, em outras situações.
Lauro Escobar: falou sobre Adhemar de Barros.
Giambattista Serra: fala da saúde precária da candidata Dilma Rousseff, caso ela venha a ganhar as eleições e precise se afastar do cargo esta seria substituída pelo seu vice, Michel Temer, que é uma incógnita.
Pedro Paulo Penna Trindade: comunicou que no próximo dia 27/agosto, às 13 horas, no Corinthians, haverá um almoço em comemoração aos 80 anos do Presidente Alencar Burti. Falou ainda que no dia 02/setembro, estará no México, juntamente com Gaetano Brancati Luigi, para a inauguração de mais um Marco da Paz na cidade e que a próxima cidade a receber o monumento será Assis, na Itália.
Pedro Paulo Penna Trindade: recitou o poema “Eu Te Amo São Paulo”, de autoria do Poeta Paulo Bomfim e comunicou que haverá uma comemoração pelo aniversário do Poeta, no Instituto Histórico no dia 30 de setembro. Oportunamente, será encaminhado convite aos membros do Conselho. Segue a transcrição do poema:
EU TE AMO SÃO PAULO
Eu te amo, São Paulo, em teu mistério de chão antigo, em teu delírio de cidades novas; e porque teus cafezais correm por meu sangue e tuas indústrias aquecem o ritmo de meus músculos; pela saga de meus mortos que vêm voltando lá do sertão, pela presença dos que partiram, pela esperança dos que vêm vindo – eu te amo, São Paulo!
Em teu passado em mim presente, em teus heróis sangrando rumos, em teus mártires santificados pela liberdade, em teus poetas e em teu povo de tantas raças, tão brasileiro e universal – eu te amo, São Paulo!
Pela rosa-dos-ventos do sertão, pelas fazendas avoengas, pelas cidades ancestrais, pelas ruas da infância, pelos caminhos do amor – eu te amo, São Paulo!
Na hora das traições, quando tantos se erguem contra ti, no instante das emboscadas, quando novos punhais se voltam contra teu destino – eu te amo, São Paulo!
Pelo crime de seres bom, pelo pecado de tua grandeza, pela loucura de teu progresso, pela chama de tua história – eu te amo, São Paulo!
Desfazendo-me em terra roxa, transformando-me em terra rubra, despencando nas corredeiras do meu Tietê, rolando manso nas águas santas do Paraíba, vivendo em pedra o meu destino nos contrafortes da Mantiqueira, salgando pranto, dor e alegria na areia branca de nossas praias, na marcha firme dos cafezais, nas lanças verdes do canavial, no tom neblina deste algodão, na prece de nossos templos, no calor da mocidade, na voz de nossas indústrias, na paz dos que adormeceram – eu te amo, São Paulo!
Por isso, enquanto viver, por onde andar, levarei teu nome pulsando forte no coração, e quando esse coração parar bruscamente de bater, que eu retorne à terra donde vim, à terra que me formou, à terra onde meus mortos me esperam há séculos; por epitáfio, escrevam apenas sobre meu silêncio, minha primeira e eterna confissão: – eu te amo São Paulo!
Paulo Bomfim - Poeta, Jornalista e Decano da Academia Paulista de Letras
Próxima reunião: dia 20 de setembro, onde serão discutidos os preparativos para a comemoração ao “Dia da Bandeira” e a outorga do Colar “Carlos de Souza Nazareth” à PM.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, que assina juntamente com a Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                                         Frances de Azevedo
           Coordenador                                                                        Secretária

Recebo vários e-mails nesta noite:
Amigos
O circo está armado.....
Donizeti
Zulaiê Cobra vai defender acusada de matar coronel
23/08/2010 - 10h32 | do UOL Notícias
São Paulo - A advogada Zulaiê Cobra, candidata a deputada federal pelo Democratas, e o filho dela, Sergei Cobra Arbex, vão defender Carla Cepollina, acusada de matar o namorado, o coronel da reserva e deputado estadual Ubiratan Guimarães, 63 anos, no dia 9 de setembro de 2006. A acusada tinha como advogado o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.
A informação foi confirmada por Arbex, que também é advogado de defesa da família de Sandra Gomide, morta há dez anos pelo ex-namorado Pimenta Neves, que na época era diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo. Arbex disse que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, de 11 de junho deste ano, de levar Carla Cepollina a júri popular. Ele afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus.

Repasso noticia de internação do Cel ORLANDO, na CRAZ, comunicada pelo Cel MACHADO/70 da zona leste...
From: Newton
Sent: Monday, August 23, 2010 10:09 PM
Subject: amigo enfermo (aviso)
O NOSSO AMIGO, CEL. ORLANDO GERALDO MENEZES, ESTA INTERNADO NO 10º ANDAR, DO HOSPITAL CRUZ AZUL.
ABS.    MACHADO

Prezado Coronel Ventura,
Pelo presente, e conforme contato telefônico, venho confirmar a minha visita ao evento do COFAM da Sociedade de Veteranos de 32 - M.M.D.C., previsto para a próxima quarta-feira (25/08/2010), às 15h.
Conforme já havia comentado, via telefone, estou preparando um trabalho sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, que possivelmente será apresentado na Loja Maçônica: "Cavaleiros do Ocidente" (Ipiranga - São Paulo).
Portanto, nesse sentido, gostaria de gravar uma entrevista com o senhor, bem como com membros da referida sociedade, caso não haja nenhum inconveniente.
Aproveito a oportunidade para externos nossos protestos de elevada estima e consideração, e para desejar-lhe muita Saúde.
Atenciosamente,
Alexandre Sobral

A cidade de SÃO PAULO viveu hoje o dia mais seco do ano, com 17% de umidade relativa do ar, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) realizada no MIRANTE DE SANTANA. O que era apenas incômodo – boca e pele secas, garganta arranhando e irritação nos olhos, entre outros sintomas – agora já faz Prefeitura, escolas e moradores mudarem a rotina. Depois de três dias em estado de alerta e quatro em atenção, a Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática seu Plano de Contingência para Situações de Baixa Umidade.

A coordenação da campanha do presidenciável do PSDB, JOSE SERRA, preparou uma ofensiva política para fazer frente ao crescimento da candidata DILMA ROUSSEFF nas últimas pesquisas. O contra-ataque prevê demonstração de força no Estado de São Paulo, onde foi articulado encontro com 450 prefeitos, e a exibição de depoimentos de apoio a SERRA no horário eleitoral gratuito na TV, gravados por “estrelas” do PSDB. Foi fechada hoje uma agenda conjunta entre SERRA e o candidato tucano ao governo paulista, GERALDO ALCKMIN, para projetar a candidatura em São Paulo e impedir o avanço de DILMA.

A série de obras da INFRAERO no Aeroporto Internacional de GUARULHOS, iniciada em junho, que têm a execução feita por oficiais do Exército brasileiro, por meio de um contrato de cooperação, continua a todo o vapor e evolui a cada dia. Quem garante é o responsável da obra, o CORONEL EDUARDO DOS SANTOS BARROSO. Segundo ele, apesar da mudança de cronogramas na execução da revitalização de parte da pista, que começaria no início do mês, adiada para março de 2011, não haverá atrasos na entrega de nenhuma das melhorias, firmadas no contrato que tem duração de treze meses.

Até o fim deste ano, MOGI DAS CRUZES poderá ter o seu 2º subgrupamento do Corpo de Bombeiros elevado à condição de Grupamento. Isso porque, até o fim de 2010, 4,5 mil novos policiais militares serão formados para suprir a defasagem já existente em todo o Estado, complementando também a corporação dos bombeiros. A transformação da unidade mogiana em um grupamento significaria uma maior autoridade para a corporação e também mais efetivo. Além disso, internamente, o grupamento seria comandado por um tenente-coronel ou coronel, e não mais por um capitão, como acontece atualmente em MOGI DAS CRUZES e no Alto TIETÊ, que estão subordinados hoje ao 5º Grupamento de Bombeiros de GUARULHOS. A reivindicação de um grupamento é um antigo pleito da cidade, assim como a recomposição de mais PMs no quadro da cidade. O Comandante Geral da PM esteve em MOGI para acompanhar o governador ALBERTO GOLDMAN para a inauguração das instalações da 2ª Companhia do 17º Batalhão da PM, em JUNDIAPEBA. A 2ª Companhia é responsável pelo policiamento de 342 quilômetros de área e atende cerca de 186 mil moradores.

Longa espera por audiências e uma enxurrada de ações paradas na Justiça. Quem pretende entrar ou tem um processo em andamento vai ter de esperar. A greve dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo completa 119 dias e é considerada a maior já feita pela categoria. Os trabalhadores querem uma reposição salarial de 20,16% enquanto o tribunal oferece recomposição de 4,77%. Por causa da paralisação, a demora por um julgamento poderá durar até um ano e seis meses.

Faleceu RONALDO MOREIRA DINIZ, nascido em 1960. O ex-vereador, mais conhecido como RONALDO QUIRINO, morreu aos 50 anos, vítima de um infarto. RONALDO era filiado ao PP (PARTIDO PROGRESSISTA) e foi vereador por dois mandatos, entre 1996 e 2004, foi presidente da Câmara Municipal, e no ano passado atuou como secretário municipal de Obras e Serviços Públicos. Formado em engenharia civil, ele seguiu a tradição familiar, já que seu pai, FRANCISCO QUIRINO DINIZ, o CHICO QUIRINO, também era político. RONALDO deixa mulher e um casal de filhos.

Morreu THADEU TELLES, aos 28 anos. Assim como o pai, ele faleceu subitamente, em razão de um infarto fulminante. Na mitologia greco-romana, o MOMO era o rei da irreverência e do sarcasmo. Zombador e irônico, ele teria sido expulso do OLIMPO por causa de suas brincadeiras. No Carnaval brasileiro, porém, o REI MOMO é considerado uma das figuras mais benquistas. Em 2007, quando THADEU TELLES foi coroado REI MOMO do Carnaval paulistano, realizou um grande sonho, fruto de sua persistência, e, de quebra, mostrou que o samba corria na corrente sanguinea de sua família. Analista de crédito e diretor de Harmonia da X-9 PAULISTANA, THADEU já havia sido Rei em SÃO CAETANO (2004) e ATIBAIA (2005). Na capital, tentou o posto três vezes. Em 2001, por exemplo, não pôde concorrer, pois pesava “apenas” 92 quilos. Na época, os candidatos tinham que ter ao menos 100 quilos. Porém, o maior exemplo para o sambista veio sempre de casa, o que explica grande parte de sua obstinação por ser REI MOMO. THADEU era filho de BENEDITO PAULO TELLES, considerado o “REI DOS REIS”, por ter conquistado o título por sete anos (1995, 1997, 1998, 1999, 2001, 2003 e 2004). Em 2006, pai e filho haviam disputado a coroa. Em abril de 2008, BENEDITO faleceu de forma súbita, vítima de um mal cardíaco. Naquele ano, o sambista tentou uma vaga ao reinado do Carnaval paulistano pela oitava vez.

Morreu LUCIANO CARLOS DA SILVA, vítima de câncer. Tudo começou como uma brincadeira: aos três anos, foi vestido pela vizinha IRANI com uma túnica, assim como outras seis crianças, para uma homenagem a SÃO BENEDITO. Ganhou a roupa de presente e passou a brincar de padre, com as imagens de santos da mãe. Passava horas rezando como se celebrasse uma missa. Aos nove anos fez a primeira comunhão. Aos 13, a crisma e começou a dar aula de catequese. Trabalhou como vigário paroquial no Santuário NOSSA SENHORA APARECIDA. Nasceu em OLÍMPIA no dia 27 de junho de 1977. 

Faleceu OSCAR CÉSAR LEITE, em conseqüência de um aneurisma na aorta. Gostava de jogar xadrez e também apreciava música clássica. Mas amava mesmo a medicina. Foi ao aperfeiçoamento das ciências médicas que dedicou seus maiores esforços por mais de 50 anos. Em 1976, por exemplo, foi o coordenador da assembléia de fundação da Sociedade Médica Brasileira de Administração em Saúde, que trabalha na especialização de médicos em administração hospitalar no BRASIL. Antes, porém, de se dedicar à administração de unidades médicas, OSCAR se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de SÃO PAULO em 1953 e em residência médica na Clínica de Cirurgia do Hospital das Clínicas. Se formou administrador hospitalar pela Faculdade de Higiene da USP. Tanto conhecimento levou o médico a administrar aquele que hoje é um dos maiores complexos hospitalares do país: o Hospital das Clínicas, em CERQUEIRA CÉSAR. Esse foi seu maior desafio entre 1971 e 1979. Assim como foi desafiante impedir que seus colegas instalassem equipamentos de luxo – alguns deles alheios à medicina – no INCOR. Talvez por causa da infância simples na pequena ITIRAPINA, cidade de 15 mil habitantes a 212 quilômetros da capital paulista. Além do HC e das associações de desenvolvimento da administração hospitalar, OSCAR se dedicava a outro desafio: cuidar da asma que importunava sua mais querida e companheira paciente: a mulher, GILDA.   

Morreu ANTÔNIO RODRIGUES MENDES, aos 77 anos. Lutava contra um câncer na região abdominal nos últimos anos. A paixão pelo rádio só não era maior do que a determinação de encarar a vida com bom humor, independentemente da gravidade da situação, mesmo que fosse sua saúde. Foi locutor do antigo e prestigioso programa RONDA POLICIAL, veiculado durante a década de 1960 primeiramente na rádio AURI-VERDE e depois na PRG-8 (atual BAURU RÁDIO CLUBE). “Sem dúvida, MENDES era o que se pode chamar de dono absoluto do horário”, diz o historiador e colunista do jornal BOM DIA, do mesmo grupo que edita o DIÁRIO DE SÃO PAULO, JOÃO FRANCISCO TIDEI LIMA, que trabalhou com MENDES colhendo informações de boletins de ocorrência da polícia para que o radialista levasse as informações ao ar. O locutor de RONDA POLICIAL deixou o rádio em 1967. A partir daí, começou a trabalhar no SESI, onde se aposentou há mais de 20 anos. O que ele nunca aposentou foi o talento natural para tirar do cotidiano alguma graça. Dono de humor peculiar, contagiava os amigos com anedotas hilárias ou mesmo com comentários surpreendentes, que deixavam a vida mais leve. O tecnólogo GILMAR DE CARVALHO conviveu com o amigo desde 1986 e relembrou uma situação que resume a mente de MENDES: “Ele olhou uma placa “Em obras” e disse que o BRASIL já tinha estatais com PETROBRÁS e TELEBRÁS, a ainda inventaram a “EMOBRÁS”. MENDES teve dois AVCs. Deixa a mulher MARIA LUÍZA e a filha JAQUELINE. 

AS FILIPINAS admitiram hoje falhas na operação de resgate de reféns em um ônibus que resultou na morte do seqüestrador e de oito turistas. A polícia admitiu que a equipe não havia sido adequadamente treinada, armada e liderada para a ação. Os reféns foram mantidos no ônibus por um ex-policial revoltado com sua demissão. CHINA e HONG KONG exigiram uma investigação rigorosa sobre o caso. O incidente é motivo de pressão sobre o atual presidente, BENIGNO AQUINO para tirar o país de anos de má administração e decadência. Hoje, parentes e amigos das vitimas prestaram homenagens aos mortos no local da tragédia. Uma turista sobrevivente, ALÍCIA LEUNG, afirmou ter conseguido escapar ilesa no tiroteio fingindo-se de morta.  

Militantes do grupo radical AL-SHABAB mataram a tiros pelo menos 33 pessoas, incluindo 6 parlamentares, em um ataque contra um hotel em MOGADÍSCIO. Mais de 40 pessoas ficaram feridas. De acordo com testemunhas, três homens vestidos com uniforme militar invadiram o HOTEL MUNA e começaram a atirar contra as pessoas que estavam no restaurante do estabelecimento. Depois do ataque, forças de segurança  isolaram o hotel e interditaram as ruas próximas. Houve troca de tiros e dois militantes teriam ainda se explodido para evitar a prisão.

Um avião fabricado pela brasileira EMBRAER caiu hoje durante o pouso perto do aeroporto de YICHUN, na CHINA, deixando ao menos 43 mortos. A empresa informou, por meio de nota, que já enviou uma equipe de técnicos para apoiar as autoridades locais na investigação do acidente – o maior da história da fabricante. Segundo a EMBRAER, a aeronave que fazia o vôo 8.387, da HENAN AIRLINES, era do modelo EMBRAER-190, com capacidade para transportar até 114 pessoas. Agências de notícias internacionais informaram que 91 passageiros e cinco tripulantes estavam a bordo. No local, foram encontrados 43 corpos. As demais vítimas teriam sofrido queimaduras, cortes e fraturas. Não há informações de quantas foram socorridas e levadas para hospitais da região. Três estariam em estado grave. Segundo testemunhas, o avião se partiu e pegou fogo após atravessar a pista, por volta das 22:10 horas (11:10 horas no horário de BRASÍLIA). Ele teria decolado de HARBIN, capital da província de HEILONGJIANG, na CHINA.

2 011      :      QUARTA-FEIRA
O Comandante da 12ª Companhia de Comunicações Leve, MAJOR ÉDSON LOPES SOUTO, tem a honra de convidar V Exª / V Sª e digníssima família para solenidade do 16º Aniversário da “PIONEIRA LEVE”
DATA: 24 de agosto de 2011  
HORA: 10:00
LOCAL: FORTE IPIRANGA
               Rua JOSÉ BONIFÁCIO, 33 – JARDIM RAFAEL
Com muita coisa para fazer em minha biblioteca, onde meus apontamentos mais uma vez estão atrasados e, principalmente porque tenho reunião do CONSELHO SUPERIOR na tarde desta quarta-feira, deixo de ir à solenidade da 12ª Companhia de Comunicações Leve, em CAÇAPAVA, nesta manhã. Um carro virá buscar o CORONEL PM MENDES, que comparecerá ao evento.

O DIÁRIO OFICIAL desta quarta-feira publica a passagem para a reserva dos CORONÉIS PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO e CLÁUDIO ANTÔNIO RISSOTTO.
Transferindo para a reserva “ex officio”:
Nos termos do artigo 18, inciso IX do Decreto Lei 260/70, acrescido pelo artigo 2º da Lei 3.404/82, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, Lei Complementar 813/96, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 05 anos no posto de Cel PM e o artigo 3º da Lei Complementar 1.048/08, combinado com o artigo 2º do mesmo diploma legal em suas Disposições Transitórias, a contar de 24/08/11, Padrão PM-16, o Cel PM 90349-3 Marco Antonio Augusto - EM/E - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.768/11 - Pr. 22.889/11).
Nos termos do artigo 18, inciso IX do Decreto Lei 260/70, acrescido pelo artigo 2º da Lei 3.404/82, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, Lei Complementar 813/96, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 05 anos no posto de Cel PM e o artigo 3º da Lei Complementar 1.048/08, combinado com o artigo 2º do mesmo diploma legal em suas Disposições Transitórias, a contar de 24/08/11, Padrão PM-16, o Cel PM 780495-4 Cláudio Antonio Rissotto - DEC - São Paulo/SP,
(TLTS e FRCTS DP-1.799/11 - Pr 23.657/11).
MARCO ANTÔNIO AUGUSTO nasceu em 31 de março de 1959. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1981; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 24 de maio de 1990; MAJOR – 24 de maio de 2001; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2005; CORONEL – 25 de agosto de 2006.
CLÁUDIO ANTÔNIO RISSOTTO nasceu em 17 de março de 1960. Entrou para as fileiras da Corporação em 1° de fevereiro de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1981; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 24 de maio de 1990; MAJOR – 24 de maio de 2001; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2005; CORONEL – 25 de agosto de 2006.

Na Sociedade a MARINEI está atrapalhada com os diplomas das medalhas que serão entregues amanhã em GUARULHOS. Faltam três diplomas para serem chancelados pelo Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo. O CORONEL PM MENDES ainda não assinou tais diplomas e nem os registrou. Ele está retornando da viagem que fez a CAÇAPAVA. O nosso secretário, CAPITÃO PM ANÍSIO traz os diplomas que ainda faltam das solenidades que acontecerão em SÃO MIGUEL PAULISTA, nos dias 30 de agosto e 4 de setembro.
Enquanto almoço o CORONEL PM MENDES vem buscar os diplomas e isso me deixa um pouco mais sossegado. Não entendo porque tudo precisa ficar para última hora. Para a reunião do CONSELHO SUPERIOR o primeiro a chegar é o FERNANDO LOPES DAVID, Presidente do Conselho Fiscal. O CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA vem antes das 15 horas e a advogada MARIA LÚCIA CAMARGO completa o número das pessoas envolvidas nessa reunião. Ela é nomeada assistente jurídica e ocupa a função de secretária do Conselho Superior, na ausência do doutor CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI. Este, nem telefonou para a Sociedade justificando sua falta. É lamentável, porque atrapalha a vida da organização. Vamos trabalhar de acordo com a pauta previamente elaborada:

1 – Propositura de designação do CAPITÃO GINO STRUFFALDI como Presidente de Honra da Sociedade Veteranos de 32-MMDC:
Na 25ª Reunião Plenária do Conselho Deliberativo, por unanimidade de votos de seus membros, foi proposta a designação de GINO STRUFFALDI como Presidente de Honra da Sociedade pelo brilho invulgar com que exerceu, durante três mandatos consecutivos o cargo de Presidente desta veneranda Instituição, guardiã dos valores cívicos do Movimento Constitucionalista. A liderança inspiradora desse Veterano, associada à energia juvenil que ainda conserva aos noventa e sete anos de idade, conduziram a Sociedade a um rol de expressivas vitórias, a um patamar inédito de reconhecimento social e à consecução de objetivos antes apenas sonhado, assegurando a sua perenidade e tornando-nos, todos, confiantes em seu futuro. A memória da Guerra Cívica de 1932 será preservada para as gerações que se seguirão e isso se deve, em grande medida, à altaneria desse líder tranqüilo e agregador, que soube tornar-se, para todos os que lutam pela preservação dos valores fundamentais do Estado Democrático de Direito, verdadeiro referencial e indiscutível símbolo. Por todas as expostas razões, mera síntese dos feitos desse grande Presidente, este colegiado, representado pelos presentes à Plenária em epígrafe, decide propor ao Conselho Superior que, nos termos do artigo 83 do Estatuto Social, seja o ilustre Veterano GINO STRUFFALDI designado Presidente de Honra da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
2 – Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista:
Em 11 de agosto de 2011, em seu discurso por ocasião das comemorações dos 53 anos do Museu Militar da PMESP, o Exmº Sr Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, anunciou o restauro do Monumento pela empreiteira FARAH SERVICE. Estava presente nesse evento o Senhor PERCIVAL ARACEMA, presidente da FARAH, que conversou conosco a respeito do restauro;
3 – Preparativos para os oitenta anos do Movimento Constitucionalista de 1932;
4 – Últimas realizações da Sociedade Veteranos de 32-MMDC:
      Dia 5 de julho – solenidade comemorativa dos 79 anos da Revolução na Câmara Municipal de CORDEIRÓPOLIS;
      Dia 6 de julho- revitalização do Núcleo Leste – SÃO MIGUEL PAULISTA, em solenidade no Colégio TOBIAS DE AGUIAR, na comemoração dos 79 anos da Revolução;
      Dia 7 de julho – posse dos presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva da Sociedade;
      8 de Julho – Homenagem prestada aos veteranos FRANCISCO VIEIRA TRINDADE (98 anos) e OSVALDO RAPHAEL SANTIAGO (97 anos) na cidade de ITAPETININGA:  
      9 de Julho – Comemorações no IBIRAPUERA na Data Magna do Estado de São Paulo;
      28 de Julho – os 79 anos do Movimento Constitucionalista é comemorado na Corregedoria PM com entrega da Medalha Constitucionalista;
      29 de Julho – Solenidade em OLÍMPIA;
      30 de Julho – GUARULHOS – pelo núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC naquele município;
      31 de Julho – na BELA VISTA, em parceria com a SODEPRO e Comando de Policiamento da Área Centro – CPA/M-1.
      AGOSTO – propositura da criação do Núcleo de Correspondência Virtual em ITAPETININGA.
      Dia 25 – Participaremos da solenidade do “DIA DO SOLDADO”, em GUARULHOS, com entrega de medalhas da Sociedade.
      Dia 30 – o núcleo de São Miguel Paulista fará um evento para entrega de Medalhas da Sociedade. Já em setembro, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC abrirá o desfile comemorativo do aniversário se SÃO MIGUEL PAULISTA.
5 – Situação financeira da Sociedade:
      Saldo em caixa: - R$4.034,87
      Após introdução do sistema de pagamento através boleto a Sociedade conta com 158 associados pagantes.
6 – Assuntos diversos    
      O CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, aponta alguns pontos do nosso Estatuto que precisam ser revistos. Trata-se de uma reforma estatutária que necessariamente teremos de fazer. Apresentará por escrito o que deverá ser alterado.
      A advogada MARIA LÚCIA CAMARGO traz ao nosso conhecimento que um advogado, conselheiro Seccional da OAB/SP, LUIZ TADEU DE OLIVEIRA PRADO, contou-lhe que tem vários objetos da Revolução Constitucionalista de 1932 e quer fazer uma parceria com a Sociedade. Fico de manter um contato com esse advogado.           
      Encerrada a reunião, telefono para o CORONEL PM MENDES e acertamos sair amanhã da Sociedade, por volta das 14:30 horas, para irmos para GUARULHOS.
Também faço um contato com o escritório do doutor CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI. Quem me atende é a JANAÍNA. Diz ela que o ROMAGNOLI teve de comparecer numa audiência. O problema é que ele não apresentou à Sociedade a ata da última reunião do Conselho Superior e esta não pode ser aprovada na reunião de hoje.
Deixo a Sociedade depois das 17 horas. A doutora MARIA LÚCIA CAMARGO mostra-se entusiasmada com a sua função de assistente da Diretoria Jurídica. Pede cópia do Estatuto da Sociedade e orientação para fazer a ata desta reunião.

Quando acabou o jogo, NEYMAR foi atrás do árbitro PAULO HENRIQUE BEZERRA. Não para reclamar. Queria a bola. Saiu de campo com ela debaixo do braço após uma noite memorável. O atacante não fez gol na vitória santista por 2 a 1 sobre o FLUMINENSE. A partida foi disputada no dia que ele classificou como o mais feliz de sua vida. Dez horas antes, havia nascido seu primeiro filho, DAVI LUCCA. Isso explica o carinho até dos adversários. FRED, SOUZA e CARLINHOS foram abraçá-lo. “É uma sensação indescritível”, tentou analisar o radiante pai, antes de ir para o vestiário. Ontem à noite, antes de deixar a concentração para acompanhar o nascimento do rebento, ele prometeu fazer um gol. “Vou comemorar como o BEBETO na Copa de 1994”, jurou, lembrando o gesto de quem embala a criança nos braços. “Estava preparada (a comemoração), mas não deu. Fica para o próximo jogo”, lamentou.

Com uma atuação arrasadora no começo do segundo tempo, o SÃO PAULO transformou as vaias da torcida em aplausos e garantiu a vitória de 3 a 0 sobre o CEARÁ, hoje, no MORUMBI. Graças ao resultado, o TRICOLOR assegurou vaga na próxima fase da COPA SUL-AMERICANA – no jogo de ida. O CEARÁ fizera 2 a 1 no primeiro jogo. Além disso, quebrou um jejum de quatro partidas sem vitória. “O time entrou com uma atitude diferente na etapa final e isso foi importante para a vitória”, disse ROGÉRIO CENI.

O FLAMENGO venceu o ATLÉTICO PARANAENSE por 1 a 0, na ARENA DA BAIXADA, em CURITIBA, e se classificou para oitavas de final da COPA SUL-AMERICANA. A equipe carioca venceu por 1 a 0 no ENGENHÃO no jogo de ida e jogava pelo empate. O adversário da equipe carioca na próxima etapa da competição será decidido no jogo entre UNIVERSIDAD DE CHILE e NACIONAL, do URUGUAI.

Em fase de recuperação e internado desde a semana passada no Hospital ALBERT EINSTEIN, após uma hemorragia digestiva, o ídolo corintiano SÓCRATES, de 57 anos, afirmou hoje que não vai furar a fila de espera do transplante de fígado, caso de fato precise de um. “É o seguinte: eu tenho de estar na lista. Se eu não estiver nela, eu não furo. E eu não estou em nenhuma dessas listas neste momento”, afirmou em entrevista ao “JORNAL DA GLOBO”. Bem-humorado, o Doutor ainda brincou a respeito da internação. “Eu acho que até o fim da semana já estarei em casa. Na verdade, ninguém entendeu, ainda, por que estou no hospital. Estou arrumando emprego. Já trabalhei como médico”, brincou SÓCRATES. O ex-jogador também agradeceu ao apoio da torcida corintiana, que prestou uma homenagem a ele durante o jogo do último sábado contra o FIGUEIRENSE, pelo Campeonato Brasileiro, exibindo faixas de apoio. Mesmo eu precise e faça o transplante, o ex-atleta terá de abandonar um de seus principais hábitos, o consumo de bebida alcoólica. A mulher dele, KÁTIA BAGNARELLI, no entanto, garante que o marido não bebe há três meses porque já havia tido uma crise de saúde. Ele terá, também, de se submeter à ingestão de remédios contra a rejeição do órgão transplantado pelo resto da vida. Apesar disso, os médicos garantem que poderá levar uma vida normal. SÓCRATES foi craque do CORINTHIANS de 1978 a 1984.    

FAUSTO POLESI ainda era um garoto que freqüentava as séries iniciais do Primeiro Grupo Escolar de SANTO ANDRÉ, na região do ABC, quando foi fisgado pelo prazer da leitura diária dos jornais. Era o início de uma relação intensa com o jornalismo que o levaria a fundar, com outros três sócios, o jornal “DIÁRIO DO GRANDE ABC”, em 1958. Uma curiosidade da vida do jornalista é que ele interrompeu os estudos, ainda adolescente. Foi na mesma época em que deixou o ABC e fixou residência na capital, porque o pai, um tecelão, arrumou emprego em uma fábrica na MÓOCA. Com 14 anos, também começou a trabalhar como tecelão. Foram 13 anos de dedicação e tudo indicava que seguiria a tradição familiar. Mas o então tecelão voltou a estudar, freqüentando o Curso Madureza, uma espécie de supletivo, na PRAÇA DA SÉ. Lá conheceu ÉDSON DANILO DOTTO, publicitário e passou a colaborar com o jornal “NEWS SELLER”. Mais tarde, POLESI, DOTTO, ÂNGELO PUGA e MAURY DE CAMPOS DOTTO fundaram o jornal em SANTO ANDRÉ. FAUSTO POLESI, que depois se formaria em Direito, passou a se dedicar exclusivamente ao jornal. Foi diretor de redação e o responsável pelo editorial do jornal. Alguns deles foram reunidos no livro “EDITORIAIS” (1982). Ainda publicou o livro “NA TOCA DA ONÇA” (1984) de crônicas, que escreveu sob o pseudônimo de ROTERDAN CRAVO. Aos 81 anos, o jornalista morreu após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava em sua casa em SÃO BERNARDO DO CAMPO. O sepultamento será amanhã no Cemitério da VILA ALPINA. POLESI deixa mulher e dois filhos.

MARIO GOMES AMADO nasceu em PARAIBUNA, em 152, mas surgiu para o futebol como o zagueiro MARIÃO. No clube de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ficou entre 1972 e 1973. Foi o suficiente para despertar o interesse do GUARANI. E, mais tarde, do SÃO PAULO e do INTERNACIONAL. MARIÃO impressionava pela velocidade, mesmo quando já pesava mais de cem quilos. O zagueiro voltou a SÃO JOSÉ DOS CAMPOS para encerrar a carreira de jogador e dar início a sua trajetória como treinador. Ele passou pelo comando de três clubes da cidade. MARIÃO morreu hoje, aos 59 anos, vítima de complicações cardíacas, em SÃO JOSÉ.

O prefeito DEMÉTRIO VILAGRA (PT) que assumiu a prefeitura de CAMPINAS ontem, foi afastado por 90 dias durante as investigações da Comissão Processante – que foi aprovada em sessão da Câmara de Vereadores do município hoje à noite. O presidente da Câmara, PEDRO SERAFIM, irá assumir o cargo nesse período. DEMÉTRIO foi afastado por 29 votos favoráveis, contra apenas 4 votos contrários. Os mesmos 29 vereadores já haviam aprovado a abertura de uma Comissão Processante que irá apurar a suposta participação de VILAGRA na quadrilha que desviou dinheiro de contratos da SANASA. VILAGRA assumiu a Prefeitura após o ex-prefeito, HÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS, ter sido afastado por participação no mesmo esquema. A sessão na Câmara de CAMPINAS foi tensa. Houve troca de xingamentos entre simpatizantes e opositores do prefeito, obstruções e suspensões que atrasaram a sessão.

Após quatro anos de prisão, o ex-banqueiro SALVATORE ALBERTO CACCIOLA, de 67 anos, conseguiu na Justiça do RIO DE JANEIRO o direito de cumprir sua condenação em liberdade condicional. A expectativa do advogado do ex-banqueiro, MANUEL JESUS SOARES, é que ele seja solto amanhã para cumprir em casa o restante de sua pena de 13 anos de prisão por crimes de gestão fraudulenta. 

Bispo emérito de NOVA FRIBURGO (RJ) e ex-vice-presidente da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), dom CLEMENTE JOSÉ CARLOS ISNARD foi uma das grandes referências de liturgia da Igreja no BRASIL. Nasceu no RIO DE JANEIRO em 8 de julho de 1917 e pertencia à Ordem de SÃO BENTO (beneditino). Recebeu a ordenação em 1942. Em 25 de julho de 1960, foi ordenado bispo para a diocese de NOVA FRIBURGO, onde esteve até ficar emérito em 1992. A partir desta data, tornou-se vigário geral da diocese de DUQUE DE CAXIAS, no RIO DE JANEIRO, até o ano de 2004. DOM CLEMENTE tinha como lema episcopal “Seguindo a Ti Como Pastor”. Foi membro do Conselho Federal de Cultura (1961), do Conselho Estadual de Educação (1961-1964) e do Conselho para Execução da Construção de Liturgia (1964-1969). Foi, ainda, secretário nacional de Liturgia (1964), membro da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB e vice-presidente da CNBB (1979-1982). É autor do livro “REFLEXÕES DE UM BISPO”, no qual expressa opiniões acerca de temas ainda tidos como polêmicos ou como tabus dentro da Igreja Católica, como a vocação presbiteral não celibatária, o lugar da mulher na Igreja, as ordenações femininas, a nomeação dos bispos com participação popular e sucessão apostólica estendida a todos os bispos. DOM CLEMENTE participou também das Conferências do Episcopado Latino-americano de PUEBLA (1979) e SANTO DOMINGO (1992). Morreu nesta quarta-feira em RECIFE (PE), de parada respiratória enquanto fazia fisioterapia.

Filha de JACOB PICK BITTENCOURT, o “JACOB DO BANDOLIM”, ELENA FREITAS BITTENCOURT nasceu no dia 8 de abril de 1942. Era considerada o xodó do pai, de quem guardou recordações emocionantes. “Meu pai foi um grande pai”, disse numa entrevista. “Tinha uma personalidade fortíssima, com um QI altíssimo e procurava sempre a perfeição. Meu pai morreu sem gostar de um disco sequer que ele tinha gravado”. ELENA contou que o pai vivia voltado para a música. “Ele tinha a profissão de serventuário da Justiça e em casa ele era muito dedicado à música, principalmente ao choro.” ELENA era cirurgiã dentista. Morreu nesta quarta-feira, aos 69 anos.   

O executivo musical FRANK DILEO, que administrou a carreira de MICHAEL JACKSON nos anos 1980 e voltou ao posto no fim da vida do astro, morreu nesta quarta-feira. Ele tinha 64 anos e não foi informada a causa de sua morte. Recentemente, sofreu complicações depois de se submeter a uma cirurgia do coração. Figura conhecida no mundo do entretenimento, DILEO também trabalhou como ator e atuou em alguns filmes. Entre eles, OS BONS COMPANHEIROS, de MARTIN SCORSESE, no qual interpretou um gângster. DILEO começou sua carreira na indústria musical trabalhando na gravadora EPIC RECORDS, subsidiária da rede CBS.

A julgar pelas palavras de ABDUL ATI AL-OBEIDI, o chanceler da ditadura de MUAMAR KADAFI, os 42 anos do regime autoritário na LÍBIA acabaram. O Conselho Nacional de Transição (CNT), a liderança rebelde, já ofereceu anistia e recompensa para quem capturar KADAFI. A admissão de que o governo caiu frente à ofensiva rebelde veio depois que os contatos entre membros do alto escalão do Estado foram interrompidos. Reconhecer a derrota seria dispensável: nas ruas de TRÍPOLI e no bunker do ditador, a supremacia dos insurgentes é irreversível. Segundo o chanceler, os ministros de KADAFI perderam contato entre si. Além disso, o ditador teria perdido a oportunidade de deixar o país em uma saída negociada com o CNT. “Eu não estou em contato com ninguém, logo, parece ter passado o momento para esse tipo de solução”, reconheceu. KADAFI continua desaparecido – apesar dos esforços do movimento insurgente para localizá-lo – e segue prometendo retornar. Seu porta-voz, MOUSSA IBRAHIM, afirmou que 6,5 mil partidários do regime estão prontos para “transformar a LÍBIA num vulcão de lava e chamas sob os pés dos invasores”. Em resposta, empresários líbios ofereceram 1,7 milhão de dólares a quem entregar KADAFI vivo ou morto. “O regime de KADAFI não será realmente encerrado até que ele seja capturado, vivo ou morto”, afirmou MOUSTAPHA ABDELJALIL, presidente do CNT, após encontro em PARIS com o presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY. O predomínio dos insurgentes em BAB AL-AZIZIYA, o complexo fortificado de KADAFI, símbolo máximo do regime, é completo. Por trás das muralhas do bunker, prédios destruídos por bombardeios da OTAN e saqueados pela ofensiva rebelde de terça-feira reafirmam a derrocada da ditadura. Roupas e uniformes militares abandonados se espalham pelo chão, em sinal de retirada às pressas. No chão, um documento mostra o desepero da resistência kadafista: um manual, escrito em árabe e ilustrado com desenhos, mostra como manusear um fuzil. No edifício principal, que se conecta a túneis subterrâneos pelos quais KADAFI poderia ter fugido, o museu em louvor à resistência conta os ataques americanos dos anos 1980 está em ruínas. Mas combatentes rebeldes, brigadas e mercenários leais ao ditador continuaram em intensas batalhas na disputa pelo controle dos pontos mais estratégicos de TRÍPOLI, enquanto os oposicionistas consolidavam o domínio sobre a capital e seus arredores. O centro da luta deslocou-se para a prisão de ABU SALIM, para onde KADAFI enviava seus inimigos para ser encarcerados indefinidamente, torturados ou fuzilados.


O furacão IRENE, de categoria 3, atingiu com força as BAHAMAS e se prepara para seguir rumo aos ESTADOS UNIDOS, ameaçando chegar à costa leste do país. Meteorologistas dos EUA prevêem que a tormenta continuará ganhando intensidade até se transformar em um furacão de categoria 4. O ciclone seria o primeiro a atingir território americano desde 2008, quando o IKE tocou terra em GALVESTON, no TEXAS. IRENE também pode tocar terra no MAINE, na manhã de segunda-feira. O furacão, o primeiro da temporada de ciclones do ATLÂNTICO, se encontrava na noite de hoje no sudeste das BAHAMAS, com poderosos ventos de 195km/hora e chuvas torrenciais.        

2 012      :        -       SEXTA-FEIRA
O Diário Oficial de hoje publica as Promoções de Oficiais da PMESP:
Atos do Governador
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decreto de 23-8-2012
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, a contar de 25-8-2012, os seguintes Oficiais da Polícia Militar do Estado:
QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES - QOPM
ao posto de Tenente-Coronel PM, por antiguidade, os Majores PM:
830540-4 Luís Henrique Usai, do 3º BPM/I; 822351-3 José Messina Filho, do 21º BPM/I; 822353-0 José Samuel Ribeiro, do GRPAe; 822262-2 Ramis Ramses Raduan, do 27º BPM/I; 822231-2 Denilson Storai de Barros, do 1º BPTran; 822253-3 Marcos César Carnevale, do 26º BPM/M e 822237-1 Fernando Silveira, do CPRv.
ao posto de Tenente-Coronel PM, por merecimento, os Majores PM:
872543-8 Cláudia Barbosa Rigon Pereira, do CAS; 840901-3 Marcos Aurélio Maranhão, da PM-3; 830602-8 Luiz Marcelo Filogônio, do 34º BPM/I; 800958-9 Maria Inês de Medeiros, do 2º BPM/M; 810381-0 Wagner Dimas Alves Pereira, do 18º BPM/M; 840859-9 Ivan Roncato Batista, do 36º BPM/I; 822269-0 Yoshiasu José Alberto Tamashiro, do 51º BPM/M; 830519-6 Celso Luiz Pinheiro, do 3º BPChq; 851988-9 Roberto Suganuma, do CPI-7; 822323-8 Flávio de Brito Júnior, do 6º BPM/I; 851982-0 Maurício Marchese Rodrigues, do 1º BPAmb; 851983-8 Neviton Eduardo de Oliveira, do CPC; 851977-8 Marcelo dos Santos Gomes, do CPI-6; 840870-0 Claudir Roberto Teixeira de Miranda, da APMSSP e 851973-A Luiz Carlos Pereira Martins, da PM-1.
ao posto de Major PM, por antiguidade, os Capitães PM:
840887-4 José Elias de Godoy, do 21º BPM/M; 840882-3 Guilherme Luiz de Noronha, do 30º BPM/M; 852063-1 José Antônio de Melim Júnior, do 36º BPM/M; 852019-4 Carlos José de Brito, do 11º BPM/M; 852036-4 Edson Itio Numazawa, do 32º BPM/I; 862753-3 Antônio Carlos Sordi, do 49º BPM/M; 862741-0 Adalto Martins da Silva, do 1º BPM/I e 871879-2 Eliel Pedro Thomazi Romero, do 23º BPM/M.
ao posto de Major PM, por merecimento, os Capitães PM:
84203-5 Arnaldo Luís Theodósio Pazetti, do CPTran; 862787-8 Jayro da Silva Leo, do 36º BPM/M; 862748-7 Anderson Lima de Oliveira, do 19º GB; 871918-7 Wagner Aparecido Baratto, do 3º BPM/I; 862823-8 Temistocles Telmo Ferreira Araújo, da EM/ECoord Op; 862795-9 Luís Fernando Octaviano, do 9º BPM/M; 862776-2 Elcio Rozano Goes, do CPA/M-2; 884209-4 Eduardo Henrique Briciug Martinez, do CSM/MOpB; 884182-9 David Ou Júnior, da Correg PM; 862828-9 Wagner Tadeu Matiota, do 15º BPM/M; 862802-5 Marco Antônio de Carvalho, do 5º BPRv; 862820-3 Sandro Sanches, da PM-4; 862792-4 Kleber Nelson de Castro, do 42º BPM/M; 862824-6 Vanderlei de Campos Segundo, do CIAF; 862817-3 Rogério Scheffer Longato, do CCB e 862814-9 Robinson Cabral de Oliveira, do EM/PM.
ao posto de Capitão PM, por antiguidade, os Primeiros-Tenentes PM:
940696-4 Carlos Alexandre Marques, do CPC; 940698-A Marcelo da Silva Nogueira, do CBM; 940620-4 Francisco Roberto Borges Santos, do 49º BPM/I; 940776-6 Esdras Morales, do 11º BPM/I; 940774-0 Michael Douglas Morais, do 6º BPM/I; 913636-3 Cícero Aparecido Mesquita, do 51º BPM/M; 940794-4 Ronaldo Catti Benedito, do 4º GB; 940769-3 Gilberto Tsutomu Ito, da APMCMSP; 821463-8 Ruberval Antônio de Souza, da ESSd; 850365-6 Adilson da Silva Marques, do 37º BPM/I; 940683-2 Rodrigo dos Santos Iacovantuono, do 23º BPM/I; 940640-9 Lúcio Cosme Monteiro, do 53º BPM/I; 940644-1 Renato Neves Rodrigues, do 13º GB; 854952-4 Reginaldo Trindade Dezo, do 34º BPM/I; 914407-2 Marcelo Albuquerque Ramos da Silva, do 47º BPM/M; 940690-5 Marcos José Albino, da ESSd; 940627-1 Marcos de Mattos, do 2º GB e 940716-2 Jovercy Bergamaschi Júnior, do CPI-4.
ao posto de Capitão PM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes PM:
940730-8 Marcus Cardaci, da ESB; 893677-3 Valdizar Nascimento de Souza, do 9º GB; 920269-2 Ramsespierre Sousa de Oliveira, do 4º GB; 891386-2 Messias do Amaral Neto, da Correg PM; 940635-2 Cláudio Yuri Chaves da Silva, do 23º BPM/I; 940757-0 Alexandre Roberto Luiz, da APMBB; 940772-3 Leonardo Akira Takahashi, do 1º BPChq; 940701-4 Maurício Alves Barbosa, do CIPM; 920971-9 Luiz Cândido Alves, do 8º BPM/I; 940728-6 Cristiano Bernardo, do CIPM; 883590-0 Carlos José Benassi, da C Mil; 940738-3 Júlio Marcelo Romagnoli dos Santos, do 25º BPM/I; 841459-9 Gilberto Mendes de Matos, do CIAF; 940793-6 Marcelo Nemr Antar, do CPC; 940712-0 Sylvio Machado Ribeiro Filho, do 23º BPM/M; 940632-8 Clodoaldo Donizetti da Cruz, da APMBB e 911619-2 Ricardo Mazetto, do CIAF.
ao posto de Primeiro-Tenente PM, por antiguidade, o Segundo-Tenente PM:
115430-3 Fernando Burgos Garcia, do 3º BPAmb.
ao posto de Segundo-Tenente PM, por merecimento intelectual,
os Aspirantes-a-Oficial PM: 127781-2 Guilherme Henrique Lorenzeti Weisshaupt Perez, do 7º BPM/M; 991252-5 Reginaldo de Cristo Filho, do 25º BPM/I; 127799-5 Bruno Scalco dos Santos, do 1º BPTran; 106294-8 Gerson Rodrigues Redicopa Júnior, do 3º BPRv; 127812-6 Rafhael Brito Batista, do 3º BPAmb; 127832-A Vitor Calandrini de Araújo, do 1º BPAmb; 116532-1 Emerson Mioransi, do 4º BPAmb; 119019-9 Sócrates Guimarães Portela, do 3º BPAmb; 115484-2 José Augusto Bravo, do 1º BPAmb; 123482-0 Leandro Fonseca Quidiguino, do 5º BPRv; 127817-7 Carlos Magno Araújo Pereira, do 5º BPM/I; 110029-7 Everton Evandro Bagio, do 26º BPM/I; 127856-8 Mário Lima Nascimento, do 8º BPM/I; 118362-1 Diego Rodrigues dos Santos, do 26º BPM/M; 127860-6 Nilson Sabino de Oliveira Neto, do 1º BPTran; 113808-1 Márcio Vieira Marchese, do 6º BPM/I; 127814-2 Fábio Borba André, do 42º BPM/I; 105131-8 Fernando Barbo Ribeiro, do 28º BPM/I; 115803-1 Mário Machado Júnior, do 5º BPRv; 111330-5 Vinícius Peixoto Olivera, do 2º BPTran; 123196-A Rafael Petreconi Serville Ramos, do 19º BPM/I; 127790-1 Bruno da Silva Aguiar, do 2º BPTran; 127852-5 Adonis Trivizas Gomes, do 2º BPM/M; 127806-1 Rubens Melanias dos Santos Júnior, do 39º BPM/I; 127855-0 Anselmo Oleari Bianchini, do 8º BPM/M; 127773-1 Danilo Fernandes Santana, do 4º BPM/M; 127854-1 Tiago Pereira de Souza, do 4º BPM/M; 119435-6 Clayton Bortoletti, do 19º BPM/I; 127862-2 Danilo Beu Coradello, do 22º BPM/M; 127784-7 David Torres, do 5º BPM/I; 127785-5 Luiz Alberto Aparecido de Oliveira Júnior, do 8º BPM/I; 118150-5 Dirceu de Oliveira, do 17º BPM/M; 120300-2 Vitor Eduardo de Oliveira Campos, do 32º BPM/M; 108146-2 Roger Willian Stadie dos Santos, do 11º BPM/M; 127867-3 Diógenes Felipe Pelegrin, do 4º BPM/M; 127851-7 Alan Eduardo Domingues, do 11º BPM/M; 127818-5 Rafael Pesqueira Paie, do 46º BPM/M; 103295-0 Fábio Luiz Magalhães Moreira, do 47º BPM/I; 118256-A Marcelo Paolini, do RPMon; 127808-8 Estéfano Vinícius Torrente, do 20º BPM/M; 127829-A Ricardo Lopes, do 47º BPM/I; 113627-5 Alex Oliveira de Moura, do 2º BPM/M; 110443-8 Ronaldo Sales de Santana, do 46º BPM/M; 127849-5 Victor Manoel de Mattos Andrade Filho, do 51º BPM/M; 127776-6 Lucas Nunes Diogo, do 1º BPRv; 127810-0 Alan Pereira de Oliveira, do 51º BPM/M; 127863-A Henrique de Lazzari Bessa, do 7º BPM/M; 125682-3 Alan Cardoso de Andrade, do 21º BPM/M; 952148-8 Ricardo César Alves Norato, do 45º BPM/I; 127775-8 Ricardo Sonego Neves, do 48º BPM/I; 118530-6 Anésio Gonzaga Ferreira de Lima Júnior, do 6º BPM/M; 118902-6 Anderson Marques de Godoi, do 31º BPM/M; 111514-6 Leandro Valter Rodrigues Matoso, do 51º BPM/M; 127866-5 Eliasafe Pereira Duarte, do 21º BPM/M; 118592-6 Elquias Pereira Soares Filho, do 4º BPM/M; 111931-1 Danillo Lopes de Andrade, do 20º BPM/M; 127841-0 Angelo Felipo Mancini, do 16º BPM/M; 127794-4 André Manoel da Silva, do 48º BPM/I; 127853-3 Renato da Cunha Adashi, do 7º BPM/M; 127868-1 Luís Aurélio Martins Barreto, do 20º BPM/M; 111806-4 Elvis Rodrigo Machado Lima, do 14º BPM/I; 127798-7 Renan Silva de Matteo, do 26º BPM/M; 127824-0 Peterson Fulasi, do 15º BPM/M; 127839-8 Alecy José Correa Neto, do 16º BPM/M; 127801-A Thiago Boina Marin, do 29º BPM/M; 127791-0 Bruno
Baptista Martins, do 48º BPM/I; 127803-7 Eduardo Martinez, do 18º BPM/M; 127842-8 Bruno Bonato, do 48º BPM/I; 127828-2 José Roberto Lopes Júnior, do 46º BPM/M; 112564-8 Jonas Bezerra Alves, do 39º BPM/M; 118661-2 Hugo Manfrin Silvério, do 49º BPM/M; 124087-A Wesley Evandro de Jesus Ribeiro, do 19º BPM/M; 102188-5 Alex Oliveira de Azevedo, do 13º BPM/M; 127861-4 Daniel Ferreira Lopes, do 10º BPM/M; 971194-5 Régis Antônio Mendes, do 19º BPM/M; 127850-9 Danilo José Franco, do 16º BPM/M; 127827-4 Rogério Ferreira Gomes, do 45º BPM/M; 127772-3 Tarcísio Baptista Franco Bueno, do 19º BPM/M; 117223-9 Lúcio Vitorino Pivotto Júnior, do 39º BPM/M; 122334-8 Leonardo Chaves de Aquino, do 19º BPM/M; 127807-0 Thiago Bathaus, do 48º BPM/M; 111629-A Basileu Laurindo Garcia Júnior, do 48º BPM/M; 127833-9 Bruno de Cássio Marcos, do 48º BPM/M; 127857-6 Flávio Augusto Godoy, do 27º BPM/M; 127834-7 Vinícius Becker Santos, do 26º BPM/M; 127811-8 Diego Rodrigues de Almeida, do 14º BPM/M; 127782-A Gustavo Morales Soler Varela da Silva, do 20º BPM/M; 127869-0 Tiago Silva Gurdos, do 42º BPM/M; 110189-7 Reginaldo Dias da Silva, do 10º BPM/M; 127774-0 Renan Souza, do 14º BPM/M; 118644-2 Gabriel Marinho Gonçalves Pereira, do 40º BPM/M; 127822-3 Henrique Gonçalves de Paula, do 27º BPM/M; 127823-1 Tiago Mendes Gonçalves da Silva, do 27º BPM/M; 103267-4 Rodrigo Luiz Caçador, do 29º BPM/I; 119906-4 Diego Mendoza Conde, do 27º BPM/M; 127864-9 Henrique Fernandes Ferreira, do 42º BPM/M; 127870-3 Fábio Ferreira Cheles, do 42º BPM/M; 127788-0 Manoel Flávio de Carvalho Barros, do 28º BPM/M; 127825-8 Andrey Sudatti do Carmo, do 30º BPM/M; 127820-7 Rafhael Tucunduva da Silva Alves Miguel, do 33º BPM/M; 127809-6 Adalberto Gomes da Silva, do 33º BPM/M; 127845-2 Dene Gianazi Benjamim, do 14º BPM/I; 102927-4 Marcos Aurélio Leite dos Santos, do 35º BPM/M; 127848-7 Roberto Emílio Farina Filho, do 20º BPM/M; 127847-9 Halstons Kay Tin Chen,
do 37º BPM/M; 101276-2 Marcos Alexandre Xavier, do 6º BPM/I; 127777-4 Thiago Sclifo Zucon, do 29º BPM/I; 127819-3 João Carlos Alves de Carvalho, do 10º BPM/M; 127783-9 Vinícius Fratucci Verona, do 44º BPM/M; 127780-4 Marvin de Siqueira Onofrio, do 37º BPM/M; 127837-1 Arilson Henrique Lugao de Araújo, do 29º BPM/I; 117124-A André Vieira Cavallari da Silva, do 35º BPM/M; 118219-6 Joel Aparecido Alcântara, do 45º BPM/I; 127793-6 Felipe Andrade Encarnação, do 50º BPM/M; 127830-4 Gerson Aparecido da Silva, do 38º BPM/M; 127835-5 Vitor Neves Milani, do 40º BPM/M; 127826-6 Antônio Carlos de Sousa Júnior, do RPMon; 127843-6 Romel Igor Luís Omar da Costa Chaparro, do RPMon; 109898-5 Deivis Willian Vieira, do 38º BPM/M; 127802-
9 Diego Rezziti Moleiro, do 33º BPM/M; 127800-2 Murillo Vinícius Oliveira Brito, do 33º BPM/M; 127831-2 Lucas Evilásio Pires, do 41º BPM/M; 127840-1 Vinícius Montagner Omuro, do 24º BPM/M; 127859-2 Anibal de Souza Azevedo Júnior, do 30º BPM/M; 127789-8 José Antônio Ijanc Júnior, do 45º BPM/I; 127858-4 Thiago Garavelli, do 36º BPM/M; 127804-5 Fernando Henrique Peixoto Escrivani, do 25º BPM/M; 127805-3 Israel de Oliveira Pigossi, do 50º BPM/M; 991310-6 Rodrigo César Afonso, do 36º BPM/M; 127795-2 Américo Martins Júnior, do 20º BPM/M; 127865-7 Bruno Silva Leopoldino Resende, do 50º BPM/M; 112664-4 Alziro Salvador Neto, do 36º BPM/M; 127778-2 Rodolfo César da Silva Pereira, do 39º BPM/I; 105245-4 Rene Ribeiro da Silva, do 36º BPM/M; 127797-9 Gustavo Cortez dos Santos Lopez Diniz, do 41º BPM/M; 127786-3 Thales Borges Leite, do 21º BPM/I; 127838-0 Thiago Jun Yoshioka, do 25º BPM/M; 127846-A Nilo André Lemos, do 21º BPM/I; 127815-A Arthur Viana Guimarães, do 41º BPM/M; 127836-3 Augustus Botelho, do 25º BPM/M; 127779-A Cláudio Luciano Ziroldo, do 41º BPM/M; 127813-4 Rafael Augusto Blanco Rangel Torres, do 21º BPM/I; 127816-9 Valter Cardoso da Costa, do 24º BPM/M e 127796-A João Guilherme Ubiali Cézar, do 24º BPM/M.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS
ao posto de Tenente-Coronel Médico PM, por merecimento,
o Major Médico PM: 870915-7 Roberto Rodrigues Júnior.
ao posto de Major Médico PM, por antiguidade,
o Capitão Médico PM: 900059-3 Luiz Henrique Andrade de Barros, do C Med.
ao posto de Major Médico PM, por merecimento,
o Capitão Médico PM: 900061-5 Milton Gotardo, do C Med.
ao posto de Capitão Médico PM, por antiguidade,
o Primeiro-Tenente Médico PM: 973494-5 Cleide Belleza, da EEF.
ao posto de Capitão Médico PM, por merecimento,
o Primeiro-Tenente Médico PM: 973497-0 Mário Sérgio Rossi Vieira, do CRPM.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE-DENTISTAS
ao posto de Capitão Dentista PM, por antiguidade,
os Primeiros-Tenentes Dentista PM: 900043-7 Amarilis Feijó, da APMBB e 900007-A Maria Angélica Costa Assaf, do DSA/CG.
ao posto de Capitão Dentista PM, por merecimento,
o Primeiro-Tenente Dentista PM: 900005-4 Cássia Moreira Lopes, do 5º BPM/I.
QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES -
QAOPM
ao posto de Capitão PM, por antiguidade,
os Primeiros-Tenentes PM: 832239-2 Renato Fonseca de Camargo, do C Odont; 840534-4 Aurélio Tavares de Oliveira, do CPA/M-4; 832234-1 Manoel da Rocha Derger, do CSM/M Tel e 841587-A Paulo Sérgio de Sousa, do EM/PM.
ao posto de Capitão PM, por merecimento,
os Primeiros-Tenentes PM: 850560-8 Rinaldo Simão, do PMRG; 852715-6 Edson César Valdevite, do CPI-3 e 821068-3 Jorge Henrique Constâncio de Lima, do CSM/M Int.
ao posto de Primeiro-Tenente PM, por antiguidade,
os Segundos-Tenentes PM: 886386-5 Márcio Henrique Fernandes, do CPI-1; 861779-1 Sérgio Luiz Lucatelli, do 13º BPM/I; 811322-0 Paulo Sérgio de Abreu, do CIAP; 876411-5 Adriana Maria de Godoi Oliveira, do 4º BPAmb; 912900-6 Ederson Merighi Pinha, do 17º BPM/I e 904033-1 Paulo Sérgio Lopes, do CPRv.
ao posto de Primeiro-Tenente PM, por merecimento,
os Segundos-Tenentes PM: 902591-0 Eduardo José da Silva, do CCB; 842150-1 Jorge Santos, do CIAF; 860778-8 Edgar Pavão de Godoy, do CPI-3;
842946-4 Laércio Guarnetti dos Santos, do CCB; 883064-9 Marcos Meira Campos, do PMRG e 841404-1 Afonso Antônio da Cruz, do PMRG.

O Dia do Soldado é o momento para relembrar os feitos do chefe militar vitorioso, do guerreiro obstinado e do homem de Estado exemplar que o Exército consagrou como Patrono: DUQUE DE CAXIAS
Em mais de meio século de relevantes serviços, CAXIAS lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata.
Tão importantes quanto a eficácia de suas ações militares foram a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha. Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria. Daí ter passado à História como “O PACIFICADOR”.

O Comandante Militar do Sudeste, GENERAL DE EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, tem a honra de convidar V.Exª/V.Sª e família para a solenidade comemorativa do DIA DO SOLDADO.
DATA: 24 DE AGOSTO DE 2012   
HORA: 10:30 horas.
LOCAL: QG DO CMSE Av. Sgt MÁRIO KOZEL FILHO, 222 IBIRAPUERA SP

Para esse evento no Quartel do Comando Sudeste irá me representar o Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, pois tenho de ir nesta manhã até a solenidade do 37º Aniversário do 5º BPMM, programada para 10 horas, na Avenida GUILHERME COTCHING. Uma viatura vem me buscar, em casa, por volta de 8:15 horas.
Chego cedo no local e sou recepcionado pelo Comandante do 5 BPMM, TENENTE-CORONEL PM CARLOS ALBERTO PAULINO, e seus oficiais. O CORONEL PM ANTONIO MARIN, atual Comandante do CPA-M/3, vai presidir essa solenidade; todos os comandantes dos batalhões da área norte estão presentes, bem como os sub-comandantes e oficiais subalternos. Fico sabendo, assim que chega o Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO, que o CORONEL PM ANTONIO MARIN está saindo do CPA-M/4 para assumir o Comando do Policiamento Metropolitano, já na segunda-feira. Portanto, esta solenidade tem o condão de despedida dele após comandar por mais de dois anos esta região. Será remanejado para o CPA-M/3 o CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX, do CPI-2. Após a apresentação da tropa à mais alta autoridade e o Canto do Hino Nacional, o MAJOR PM é condecorado com a Medalha ORDEM DO MÉRITO DA ABRAMIL, grau cavaleiro, da Academia Brasileira de Medalhística Militar (RJ). Ele faz uso da palavra, enaltecendo o trabalho do CORONEL MP MARIN à testa do CPA-M/3. Em seguida, por ter outros compromissos, ele deixa o local. Estão presentes também: CORONEL PM ADRIANO LUCINDA TELHADA, Professor ADILSON CÉZAR, WALTER MELO DE VARGAS, SARGENTO GEORGE TRAJANO, e muitos outros conhecidos.
Procede-se a entrega das Medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, MMDC e CONSTITUCIONALISTA, num total de 32.
MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO
1 – Cel PM ANTONIO MARIN – Comandante do CPA-M/3
2 – Maj PM PAULO SÉRGIO VIEIRA DAS NEVES – Subcomandante do 5º BPM/M
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
1 –TenCel PM EDNEIDE LIMA NÓBREGA – Chefe do Estado Maior do CPAM/3
2 – TenCel PM CARLOS ALBERTO PAULINO – Comandante do 5º BPM/M
MEDALHA MMDC
1 – TenCel PM OSWALDO GARCIA – Comandante do 9º BPM/M
2 – TenCel PM SERGIO APARECIDO PINCELLI - Comandante do 43º BPM/M
3 – TenCel PM WALDIR PIRES - Comandante do 18º BPM/M
4 – TenCel PM WAGNER ROBERTO RIBEIRO SOARES - Comandante do 47º BPM/M
5 – Cap PM CÁSSIO PEREIRA NOVAES – Comandante da 1ª Cia do 5º BPM/M
6 –1º Ten PM JÚLIO CESAR DOS SANTOS OLIVEIRA – Oficial do 5º BPM/M
7 – 1º Ten PM ALEXANDRE COUTO LOPES – Oficial do 5º BPM/M
8 – 2º Ten PM DAVID GOBBO E MELO – Oficial do 5º BPM/M
9 – 2º Ten PM ÍRIO TRINDADE DE JESUS – Associação dos Subtenentes e Sargentos
10 – 3º Sgt PM DANIEL SILVA DE ABREU – Centro Social dos Cabos e Soldados
11 – Sd PM VOLEIR APARECIDA MOLINA – 1ª Cia do 5º BPM/M
12 – Cb PM ISRAEL AGOSTINHO DE JESUS - 1ª Cia do 5º BPM/M
13 – Sd PM ANTONIO CARLOS VIEIRA - 1ª Cia do 5º BPM/M
14 –Sd PM SILVIO FERNANDES DA SILVA - 2ª Cia do 5º BPM/M
15 – Cb PM MAURÍCIO MARTINS - 2ª Cia do 5º BPM/M
16 – Cb PM JOÃO ROBERTO DA COSTA PINTO - 2ª Cia do 5º BPM/M
17 – 2º Sgt PM CARLOS PEREIRA DE CARVALHO – 3ª Cia do 5º BPM/M
18 – Cb PM MÁRCIO NAI - 3ª Cia do 5º BPM/M
19 – Sd PM RAFAEL LEONARDI - 3ª Cia do 5º BPM/M
20 – 2º Sgt PM VALTER ANTONIO DA SILVA - 4ª Cia do 5º BPM/M
21 – Sd PM YOLANDO RUSSO NETO - 4ª Cia do 5º BPM/M
22 – Cb PM PAULO ROGÉRIO DE SOUZA NOGUEIRA - 4ª Cia do 5º BPM/M
23 – Cb PM WELLINGTON STEFANI – Cia Força Tática do 5º BPM/M
24 – Sd PM MAURÍCIO DA SILVA BRAGA - Cia Força Tática do 5º BPM/M
25 –Cb PM SANDRO DA SILVA - Cia Força Tática do 5º BPM/M
26 – Subten PM EDNALDO SILVA SANTOS – EM do 5º BPM/M
27 – 3º Sgt PM        PEDRO VINICIUS DE PAULA TESTI – EM do 5º BPM/M
28 – Sd PM DANIELA CRISTINA ABREU DOS SANTOS – EM do 5º BPM/M
O WALTER MELO DE VARGAS faz entrega da Medalha das Forças de Paz. Faz uso da palavra, como também o Professor ADILSON CÉZAR. Falo sobre a importância das medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e lembro que há 58 anos, justamente no 24 de agosto, GETÚLIO VARGAS suicidava-se. O Ditador dos anos 1930 morria em 1954. Anuncio a criação, a partir de hoje, do NUCLEO MMDC-NORTE, cujo Presidente será o MAJOR PM WALTER CASTRO GARCIA (era o Presidente do Conselho Deliberativo do MMDC-LESTE, cargo do qual está se afastando para assumir essa nova função dentro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC).
Ficamos até mais de meio-dia nesse local e depois o SARGENTO GEORGE TRAJANO leva-me até a Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP – onde almoçamos. Tratamos de vários assuntos de interesse da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Entrega-me ele o convite do 2º Batalhão de Polícia do Exército, a mando do TENENTE-CORONEL ÁUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA, para a inauguração do ESPAÇO CULTURAL GENERAL VENTURA e a REINAUGURAÇÃO DO MONUMENTO AO HAPKI-DÔ (Comemoração dos 40 anos de introdução do HAPKI-DÔ no BRASIL pelo GRÃO MESTRE PARK SUNG JOE), na manhã do dia 29 de agosto. O local é o 2º Batalhão de Policia do Exercito, em OSASCO.  
O GEORGE deixa-me no MMDC, onde, nesta tarde, tenho de resolver impasses surgidos com o Núcleo MMDC-LESTE. O nosso núcleo Leste já deu grandes dores de cabeça na época em que o CAPITÃO PM ALEXANDRE era seu presidente, metendo os pés pelas mãos e causando problemas vários para nós da sede. Chegou a ponto de ser fechado. No ano passado, em solenidade memorável em julho, foi revitalizado o núcleo, que teve um período de grande atuação. No entanto, por infantilidade de um dos membros da diretoria atual, algumas bobagens foram cometidas ultimamente, afrontando até a competência do próprio presidente da Sociedade. Levo ao conhecimento do Presidente do Núcleo, TENENTE PM NATANAEL tudo o que vem acontecendo, a fim de cortar o mal pela raiz. Na solenidade de 18 de agosto, em pleno Monumento Mausoléu, na reunião da ROCAM, esses acontecimentos extravasaram e criou um ambiente pesado na Diretoria Executiva. Espero que o TENENTE PM NATANAEL consiga colocar as coisas nos eixos, porque, caso contrário, deverei tomar medidas mais sérias e bem desagradáveis.    
Após essa conversa ao pé do fogo com o Presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE, saio da Sociedade amoladíssimo pelas situações delicadas criadas, mais por molecagem de um dos oficiais que compõem aquela diretoria.

Um titular da inesquecível Seleção que foi tricampeã do mundo em 1970 morreu hoje em SÃO PAULO. O ex-goleiro FÉLIX, de 74 anos, não resistiu a um enfisema pulmonar (sempre fumou muito). Ele será enterrado amanhã, às 10 horas, no Cemitério do ARAÇÁ. FÉLIX MIÉLI VENERANDO, mineiro de CARATINGA e “cidadão da MÓOCA”, como gostava de dizer, foi o terceiro tricampeão a morrer. O lateral-esquerdo EVERALDO foi vítima de um acidente de carro em 1974 e o zagueiro reserva FONTANA sofreu um ataque cardíaco em 1980. O ex-goleiro, que fez 48 partidas pela Seleção e tinha o apelido de PAPEL por ser muito magro, vivia incomodado com a fama de “frangueiro” que carregava. E não perdia a chance de falar de suas grandes atuações. Duas delas foram na COPA DE 70. “Contra a INGLATERRA peguei uma cabeçada de LEE à queima roupa e no rebote ele chutou meu rosto, mas mesmo assim eu fiquei com a bola. Só lembram da defesa que o BANKS fez na cabeçada do PELÉ naquele jogo, mas eu lembro muito bem da bola que peguei”. A outra foi contra o URUGUAI, na semifinal. “Peguei uma cabeçada do LUÍS CUBILLA lá onde a coruja dorme, e em seguida nós fizemos 3 a 1”. Depois da vitória sobre a ITÁLIA na final, ele procurou um telefone e ligou para LÍGIA, uma de suas três filhas. “Filha, teu pai é campeão do mundo. Pode falar para tuas amigas aí no colégio que eu não sou frangueiro”. FELIX começou no NACIONAL de SÃO PAULO e passou por JUVENTUS –clube em que se profissionalizou com apenas 15 anos – PORTUGUESA e FLUMINENSE – pelo qual conquistou cinco títulos cariocas entre 1969 E 1976.

A Polícia Militar apreendeu duas bananas de dinamite, ontem à tarde, no Conjunto Habitacional VILA SÃO PEDRO, em HORTOLÂNDIA, a 114 km da capital. Um suspeito fugiu de equipes policiais. Durante a escapada deixou cair um pacote com cocaína e crack. Durante a busca pelo suspeito, a polícia encontrou os explosivos no forro de uma escadaria. O rapaz fugiu.

Depois de cumprir dois anos e dois meses de prisão, o ex-promotor IGOR FERREIRA DA SILVA pode ser beneficiado com o regime semiaberto. Condenado em 2001 a 16 anos de prisão por matar a mulher grávida de sete meses, ele já cumpriu um sexto da pena e tem bom comportamento. O Ministério Publico deu parecer favorável ao pedido da defesa.

O advogado DIEGO LUIZ BERBARE BANDEIRA, de 38 anos, foi executado na porta de casa com 14 tiros, ontem, em CARAGUATATUBA. Dois ocupantes de uma moto são os autores do crime. A OAB exige punição dos matadores. 

A UNIÃO INTERNACIONAL DE CICLISMO (UCI) vai anunciar a qualquer momento a anulação de todos os títulos obtidos pelo multicampeão norte-americano LANCE ARMSTRONG. Sete vezes vencedor da prova mais importante do mundo, a VOLTA DA FRANÇA, ARMSTRONG informou hoje, que abandonará todos os recursos contra a Agência Norte-Americana Antidoping (USADA), que o acusa de ter competido sob o efeito de doping a partir de agosto de 1998. A anulação será um choque sem precedentes na história desse esporte. O norte-americano – que já está aposentado – também deverá ser banido das competições. As decisões, porém, ainda dependem de confirmação da UCI e da companhia francesa AMAURY SPORTS, organizadora da VOLTA DA FRANÇA – o que é dado como certo por especialistas em ciclismo.

A escalada da violência na SÍRIA e os confrontos no LÍBANO decorrentes da crise em DAMASCO têm dificultado o trabalho do ALTO-COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR) no momento em que a quantidade de pessoas tentando fugir da guerra atinge numero recorde. Segundo dados divulgados hoje pelo ACNUR, em GENEBRA, o número de refugiados sírios nos paises vizinhos supera 200 mil. Desse total, 74 mil pessoas estão na TURQUIA, 61 mil na JORDÂNIA, 51 mil do LÍBANO e 15,9 mil no IRAQUE. Antes, o ACNUR havia previsto que 185 mil sírios se tornariam refugiados em razão da crise em seu país até o fim deste ano. No LÍBANO, os fugitivos que estão no VALE DO BEKAA, perto da fronteira com a SÍRIA, têm ainda uma outra preocupação, além do conflito que devasta seu país: sua segurança no território libanês, já que seqüestros de cidadãos sírios têm se tornado comuns na área. “A deterioração da segurança no LÍBANO prejudica a ajuda aos refugiados”, declarou ADRIAN EDWARDS, porta-voz do ACNUR. O êxodo tem provocado tensão entre sírios e habitantes locais dos países onde os refugiados buscam abrigo. O maior número de partidas é atribuído à escalada da violência capital síria, DAMASCO, e em ALEPPO, a segunda maior cidade do país. As forças leais ao presidente BASHAR ASSAD, porém, também teriam responsabilidade na migração, pois têm distribuído panfletos encorajando a população a fugir – sugerindo que o ditador tenta punir os países vizinhos com a invasão de refugiados. “Isso é uma maneira de ASSAD pressionar a TURQUIA. Ele busca desestabilizar (o país vizinho)”, disse um ativista sírio que atende refugiados na fronteira e identificou-se apenas como AYMAN.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovaram hoje uma resolução de apoio ao EQUADOR, que denunciou o plano britânico de invadir a embaixada do país sul-americano em LONDRES para prender o fundador do WIKILEAKS, JULIAN ASSANGE, que está refugiado no local.     

EFE Multimedia (© Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)
Atualizado: 24/08/2012 06:48 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia - Breivik pode pegar prisão perpétua por atentados na Noruega:
Oslo, 23 ago (EFE).- O tribunal de Oslo condenou nesta sexta-feira o ultradireitista Anders Behring Breivik à pena máxima de 21 anos de prisão prorrogáveis indefinidamente ao considerá-lo penalmente responsável pelos atentados cometidos na Noruega há um ano, nos quais 77 pessoas morreram.
Breivik pode pegar prisão perpétua por atentados na Noruega
Breivik foi sentenciado a uma custódia máxima de 21 anos e a uma mínima de 10 anos, explicou a juíza principal, Wenche Elizabeth Arntzen, antes de assegurar que o veredicto foi unânime. A custódia é uma figura legal do Direito norueguês, que na prática pode equivaler a uma prisão perpétua, já que, uma vez cumprida a pena, esta pode se prolongar de forma indefinida se for considerado que o réu continua a ser um perigo para a sociedade. Breivik foi condenado por 77 homicídios propositais 'em circunstâncias especialmente graves'. Arntzen ressaltou que as ideias extremistas de Breivik são compartilhadas por outras pessoas, mas duvidou da existência da rede europeia antiislâmica da qual o réu diz fazer parte. 'O tribunal não encontrou fundamento para a existência dos Cavalheiros Templários', afirmou Arntzen, que compartilha com Arne Lyng, o outro juiz profissional, a leitura da sentença, que deverá durar mais cinco horas. Breivik, que inicialmente dissera que só recorreria se fosse declarado doente mental e condenado a tratamento psiquiátrico forçado, ouviu a leitura do veredicto com um sorriso no rosto. Se nenhuma das partes apresentar uma apelação, para o que têm um prazo de 14 dias, Breivik passará a cumprir sua pena em um centro de segurança máxima em Ila, ao oeste de Oslo, onde permanece em prisão preventiva há um ano. O veredicto representa um triunfo para as teses da defesa e da segunda equipe de psiquiatras que examinou Breivik, cuja conclusão foi a de que o réu não padece de nenhuma alteração mental grave e tampouco se encontrava em estado psicótico ao cometer os atentados, condição que o declararia penalmente não responsável. O primeiro relatório considerava que Breivik padecia de esquizofrenia paranoide e que se encontrava em estado psicótico durante os ataques, pelo que deveria ser condenado a um tratamento psiquiátrico. Breivik detonou uma caminhonete-bomba em 22 de julho de 2011 no complexo governamental de Oslo, provocando a morte de oito pessoas, e depois se transferiu de carro à ilha de Utoeya, ao oeste da capital, onde cometeu um massacre no acampamento da Juventude Trabalhista, no qual morreram 69 pessoas. (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)
Duas pessoas morreram durante um tiroteio perto do EMPIRE STATE BUILDING, uma das áreas mais movimentadas e ponto turístico importante de NOVA YORK. Uma delas foi o atirador, identificado como JEFFREY JOHNSON, de 58 anos. A outra foi uma ex-colega de trabalho, de 41 anos, informou a polícia nova-iorquina. Ao menos outras nove pessoas foram baleadas. Entre as vítimas estão duas mulheres e sete homens. Não há crianças nem idosos entre as vítimas e alguns dos feridos poderiam ter sido atingidos por policiais. O incidente teria sido motivado por uma briga entre colegas de trabalho. JOHNSON foi demitido há cerca de um ano, após ter trabalhado seis anos como designer de acessórios femininos na HAZAN IMPORTS, uma empresa perto do EMPIRE STATE. O prefeito MICHAEL BLOOMBERG disse que um funcionário do setor de construção viu a discussão entre JOHNSON e a mulher, que teria sido sua chefe, e avisou a dois policiais sobre o incidente. Quando foi abordado, o atirador reagiu disparando sua pistola de calibre 45 contra os oficiais, que acabaram matando o criminoso.

Uma adolescente de 17 anos conseguiu fugir de um cativeiro onde era mantida refém há mais de dois anos em ILLINOIS, nos ESTADOS UNIDOS. Segundo o jornal britânico “DAILY MAIL”, durante esse período, ela foi agredida, estuprada, ficou grávida e teve um bebê do seqüestrador de 24 anos. A jovem desapareceu em abril de 2010 em ST. LOUIS, no Estado do MISSOURI. O seqüestrador foi preso.

Três pessoas morreram após uma ponte cair em HARBIN, na província de HELLONGJIANG, na CHINA. Quatro caminhões caíram de uma altura de 30 metros. Alem dos três mortos, outra cinco pessoas ficaram feridas. A ponte havia sido inaugurada em novembro do ano passado. 

2 013     :     -     SÁBADO
Tenho o compromisso de ir até ITAPETININGA neste sábado. Vou embarcar no primeiro ônibus que irá para a ARMÊNIA, às 4:15 horas. Depois, já na estação TIETÊ do Metrô, aguardo a abertura das portas, a fim de embarcar na composição que irá até a SÉ. Chego na Sociedade às 5 horas.
Aproveito o tempo, até a chegada da viatura que irá me levar a ITAPETININGA, lendo notícias transmitidas pela Internet.
Nos termos do artigo 18, inciso IX, do Decreto-lei 260/70, acrescido pelo artigo 2º da Lei 3.404/82, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07 e artigo 3º, § 2º, da Lei Complementar 1.150/11, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 05 anos no posto de Cel PM e o artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pelo artigo 3º da Lei Complementar 1.048/08, combinado com o artigo 2º do mesmo diploma legal em suas disposições transitórias, Padrão PM-16, o Cel PM 771818-7 Carlos Botelho Lourenço – DEC - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-10.234/13 – Pr. 3.306.908/13).

E a PM só vai dizer Amém???
Este prédio está localizado onde ficava o CAES e antes ainda, o Centro Farmacêutico. Começaram a tirar os nossos tradicionais prédios de nossas posses. Ele fica em frente ao paredão do 2º. BPChq. Esse já era. Acredito que outros serão tirados. Abs., Plínio.
DECRETO Nº 59.457, DE 22 DE AGOSTO DE 2013
Dá nova redação ao artigo 1º, do Decreto nº59.092, de 15 de abril de 2013, que transferiu da administração da Secretaria da Segurança Pública para a da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o imóvel que especifica GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista da manifestação do Conselho do Patrimônio Imobiliário,
Decreta:
Artigo 1º - O "caput" do artigo 1º do Decreto nº 59.092,de 15 de abril de 2013, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Artigo 1º - Fica transferido da administração da Secretaria da Segurança Pública para a da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, um imóvel localizado na Rua Jorge Miranda, nº 658, Bairro da Luz, nesta Capital, com 2.562,60m2 (dois mil, quinhentos e sessenta e dois metros quadrados e sessenta decímetros quadrados) de terreno e 2.560,02m2 (dois mil, quinhentos e sessenta metros quadrados e dois decímetros quadrados) de área construída, cadastrado no SGI sob o nº 13226, conforme identificado nos autos do processo GS-8.418/13-SSP (CC-85.124/13).".(NR)
Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 22 de agosto de 2013 
GERALDO ALCKMIN
Fernando Grella Vieira 
Secretário da Segurança Pública 
Julio Francisco Semeghini Neto  Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional 
Edson Aparecido dos Santos Secretário-Chefe da Casa Civil 
Publicado na Casa Civil, aos 22 de agosto de 2013.

AMADO RÚBIO e o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO irão me acompanhar neste “passeio” até a terra de JÚLIO PRESTES. Nosso querido coronel EDILBERTO, historiador da PMESP, conta várias histórias da antiga Força Pública. O PM ALEXANDRE NUNES, motorista da viatura que veio nos buscar, que durante vários anos trabalha na área onde aconteceram combates em 1932, fala a respeito de um tenente que, em CAPÃO BONITO, tem levantado vários episódios da revolução. Trata-se do TENENTE PM WÁGNER LUCIANO DE OLIVEIRA.
Vamos chegar cedo no TIRO DE GUERRA 02 076. Somos recepcionados pelo SUBTENENTE ALEXSSANDRO LUCAS COSTA, Chefe de Instrução do TG. Aguardamos a chegada do JEFFERSON BIAJONE e os convidados para esse encontro. O TIG está comemorando o DIA DO SOLDADO e o BIAJONE achou por bem conceder a autoridades relacionadas com a Força Expedicionária Brasileira o Diploma de Honra ao Mérito “DOIS HERÓIS ITAPETININGANOS”. Ele é o gestor do Portal dos Ex-Combatentes de ITAPETININGA e elaborou esse diploma em memória dos soldados JOAQUIM ANTÔNIO DE OLIVEIRA e SEBASTIÃO GARCIA, pracinhas itapetininganos, integrantes da FEB, que faleceram em combate em campos da ITÁLIA durante a Segunda Grande Guerra Mundial. JOAQUIM morreu em MONTE CASTELO em 29 de novembro de 1944 e SEBASTIÃO perdeu a vida em COLLECHIO, no dia 28 de abril de 1945. O patrono do PORTAL PECItape é o veteraníssimo VICTÓRIO NALESSO, que comparece ao evento.   
evento 1) DIPLOMA DOIS HEROIS ITAPETININGANOS
O Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, entidade responsável pelo resgate, divulgação e manutenção da memória e dos feitos dos ex-combatentes de itapetininga por meio da rede mundial de computadores houve por bem agraciar personalidades deste munícipio com sua maior honraria, o Diploma de Honra ao Mérito DOIS HEROIS ITAPETININGANOS, em memória dos pracinhas JOAQUIM ANTONIO DE OLIVEIRA e SEBASTIÃO GARCIA, itapetininganos integrantes da Força Expedicionária Brasileira que lutaram e faleceram em combate contra as forças nazi-fascistas no teatro de operações italiano entre meses de novembro de 1944 e maio de 1945. O sacrificio que ambos realizaram em prol da liberdade e da democracia mundiais jamais será esquecido enquanto em todo o território nacional for comemorado o Dia do Soldado Brasileiro, expressão máxima de civismo, patriotismo e amor ao Brasil que estes jovens itapetininganos souberam viver em toda a plenitude e extensão de suas heróicas vidas.
Convocamos para a concessão do Diploma DOIS HEROIS ITAPETININGANOS o ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira, o Sr. VETERANO VICTÓRIO NALESSO e o SUBTEN ART ALEXSSANDRO LUCAS COSTA, chefe da instrução do TG de ITAPETININGA, para agraciarem as seguintes personalidades, as quais individualmente convocarei para tomarem lugar de destaque e receberem a honraria:
LUSIA DE OLIVEIRA irmão do Heroi Itapetiningano JOAQUIM ANTONIO DE OLIVEIRA
ANA NALESSO BONIFACIO RODRIGUES
ADRIANO LORZING
AMADO RÚBLIO
AMAURY GARCIA PORTO
ANA NUNES NALESSO BONIFACIO
ANTONIO CARLOS LOPES DA SILVA
ARGEMIRO DE TOLEDO FILHO
CAIO NOGUEIRA ANTUNES
CLAUDIO LUIZ LEME
CLEIDE APARECIDA NALESSO DE QUEIROZ
DEREK DESTITO VERTINO
EDER JACOMINO
EDSON VALERIO RAMOS
EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO
EUGENIO DE CARMO TOLEDO
EUNICE DE FATIMA DA SILVA
ERCILEY PAROLIN FILHO
FERNANDO ANTONIO PARENTI
HELIO RUBENS DE ARRUDA E MIRANDA
LEONARDO VIEIRA ALBINO
JOAO MATEUS NALESSO
JOICE NALESSO DE CASTRO PEREIRA
JOSE LUIZ NOGUEIRA
JOSE MAURO NUNES ANTUNES
JUDAS TADEU ALVES
LUCIA DE FATIMA DA SILVA
LUIZ CARLOS BEDA
LUSIA NUNES DA SILVA
MARCELO NALESSO BONIFACIO
MARCELO VITO RODRIGUES DO NASCIMENTO
MARCO ANTONIO PEREIRA
MARCO APARECIDO DA SILVA MONTEIRO
MARIA LUCIA LOPES FONSECA HAIDAR
MARIA NUNES DA COSTA MENK
MARILENA DE CASSIA DA SILVA
MARIO FONSECA VENTURA
MAURILIO FRANCISCO QUEIROZ RODRIGUES
MOACIR NUNES DA COSTA
REGINALDO APARECIDO DASSI
SILAS GEHRING CARDOSO
SUZANA NALESSO DE CASTRO DOS SANTOS
TATIANE RODRIGUES ALVES
WALTER BONIFACIO
WALTER LUIZ DE OLIVEIRA
WILSON GOMES DE ALMEIDA JUNIOR
ZELIA MARIA NALESSO VALIO
ZELINDA DE FATIMA NALESSO
ZENEIDE APARECIDA NALESSO
(sugestão do BIAJONE: que o mestre de cerimônia chame nome a nome de forma que a pessoa vá a frente, pegue o diploma com VICTORIO NALESSO, saia e vem então a outra pessoa assim que seu nome for chamado, na ordem que ai em cima aparece, até fecharmos as 47 pessoas - todos os títulos, postos e graduações foram omitidos de propósito para acelerar a entrega - temos 02 PMs indicados pelo TC PM OSIRIS, 01 oficial, 01 praça, temos representantes do Instituto Histórico, da Academia de Letras, Maçonaria, Câmara de Vereadores - vereadora do Edmundo, historiadores de São Paulo, do Jornal da Folha, dois atiradores, ST MARCO e EDSON e funcionários públicos - ALEXSSANDRO e mais 01 atirador ficam ao lado de VICTORIO entregando os diplomas - se me permitem eu gostaria de ser o mestre de cerimônia desse evento e também do a seguir:
evento 2) CONCESSÃO DE MEDALHAS E COLAR EVOCATIVO
O presidente do Núcleo de Correspondência PAULISTAS DE ITAPETININGA! AS ARMAS!! houve em face dos relevantes serviços prestados à causa do resgate da memória e dos feitos dos soldados paulistas que lutaram pela Constituição, pela Liberdade e pela Democracia durante a Revolução Constitucionalista de 1932, indicar à Presidência da Sociedade Veteranos de 32/MMDC o agraciamento das seguintes personalidades, para o qual convocamos o CEL PM MARIO FONSECA VENTURA para agraciá-las:
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
O Subtenente Art ALEXSSANDRO LUCAS COSTA chefe da instrução do Tiro de Guerra de Itapetininga
(sugestão do BIAJONE: o mestre de cerimônias que inclusive por ser eu BIAJONE, chama a pessoa, ela recebe a medalha do CEL VENTURA, fotos são tiradas e ela retorna ao seu lugar)
COLAR DA VITORIA EVOCATIVO dos 80 ANOS DA RC32
O Sr. AFRANIO FRANCO DE OLIVEIRA MELLO genealogista e historiador
(sugestão do BIAJONE: o mestre de cerimônias que inclusive por ser eu BIAJONE, chama a pessoa, ela recebe a medalha do CEL VENTURA, fotos sao tiradas e ela retorna ao seu lugar)
MEDALHA HEROIS DO BRASIL
O presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB Seção Regional de São Bernardo do Campo/SP houve por bem agraciar a pessoa de JOSE ALBINO (in memorian) com a Medalha HEROIS DO BRASIL pelos serviços que prestou como soldado em operações de guerra na defesa do litoral brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. Convocamos o seu bisneto, o sr. LEONARDO ALBINO para receber a medalha em nome e lugar de seu bisavô falecido pela outorga do VETERANO VICTÓRIO NALESSO, pracinha itapetiningano da FEB (sugestão do BIAJONE: o mestre de cerimonias que inclusive por ser eu BIAJONE, chama a pessoa, ela recebe a medalha, fotos sao tiradas e ela retorna ao seu lugar)
Um pouco mais das 10 horas chega ao final a cerimônia do DIA DO SOLDADO. Tenho pressa em retornar para a cidade de SÃO PAULO. O CORONEL PM EDILBERTO quer conversar com quase todos que se encontram no TIRO DE GUERRA. É difícil tirá-lo do meio dos amigos. A volta para casa é tranqüila, embora faça muito calor. Fico na estação ARMÊNIA, enquanto o CORONEL PM EDILBERTO e o AMADO RÚBIO preferem ir até a PRAÇA DA SÉ.
Procuro descansar após o almoço. Mais tarde, no computador, vamos acertar muita coisa que se encontra atrasada.

O trauma pela humilhação sofrida na derrota por 8 a 0 para o BARCELONA, há quase um mês, ainda fazia o SANTOS se assustar quando era atacado. O time se preocupava mais em não sofrer gol do que em fazê-lo. Principalmente com a equipe beirando a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Hoje, porém, contra o VITÓRIA, na VILA BELMIRO, os fantasmas que vinham assombrando o clube começaram a se afastar. No triunfo por 2 a 0 sobre o LEÃO BAIANO, o PEIXE mostrou uma característica que já estava sendo esquecida pelo torcedor: a vontade de balançar a rede adversária. Muito em função da presença de GABRIEL.
O PALMEIRAS está sobrando na Série B do BRASILEIRO e caminha tranqüilamente para o retorno à elite nacional. Por outro lado, terá um duro jogo na quarta-feira, dia 28 de agosto, contra o ATLÉTICO – PR, em CURITIBA, de olho na vaga das quartas de final da COPA DO BRASIL. Por isso, poupar titulares para encarar o BOA ESPORTE, hoje, em VARGINHA (MG) era a melhor decisão. É claro que a derrota por 1 a 0 – e o conseqüente fim da invencibilidade de doze jogos – não deixou ninguém feliz, mas valeu a intenção do técnico GILSON KLEINA.   

O ex-goleiro GYLMAR DOS SANTOS NEVES, bicampeão do mundo com a seleção brasileira em 1958 e 1962,está em coma e segue internado em SÃO PAULO. Ele deu entrada no Hospital SÍRIO-LIBANÊS na segunda-feira, dia 19 de agosto, após sofrer um infarto. Em boletim médico divulgado hoje, o hospital ainda informou que GYLMAR está com infecção sistêmica, que atinge grande parte do organismo. A situação é considerada irreversível. O ex-atleta tem sérios problemas de saúde desde 2000, quando sofreu um acidente vascular cerebral.  

LEWIS HAMILTON, da MERCEDES, parece ser o único capaz de impedir o tetra de SEBASTIAN VETTEL na F-1. Hoje, sob chuva, o inglês foi o mais rápido do treino classificatório para o GP DA BÉLGICA, e largará na frente pela quarta vez seguida na temporada. O alemão da RED BULL será o segundo, seguido pelo companheiro de equipe, MARK WEBBER. A decepção ficou por conta da FERRARI. A equipe fez uma aposta errada ao pensar que choveria até o fim dos treinos: colocou combustível para FERNANDO ALONSO e FELIPE MASSA realizarem apenas uma volta rápida na última etapa. Porém, no final, a chuva parou e eles não conseguiram aproveitar a pista seca, o que os fez despencar para a nona e a décima colocação, respectivamente. A surpresa foi o escocês PAUL DI RESTA, da FORCE INDIA. Ele esteve perto de conquistar a primeira pole da carreira, mas acabou sendo superado. Mesmo assim, vai largar na quinta colocação.    

Dois adolescentes foram detidos hoje na Avenida GIOVANNI GRONCHI, no MORUMBI, zona oeste, após uma perseguição de cinco quilômetros pelas ruas da região. Eles são acusados de roubar uma casa no CAMPO LIMPO, zona sul. O infrator que estava ao volante do carro perseguido tinha 14 anos. O assalto ocorreu à 0:30 hora. Um publicitário de 60 anos conversava com um ferramenteiro de 63, na Rua CUMAÉ, quando foram abordados pelos menores. Ao menos um dos adolescentes estava armado. As vítimas tiveram de permanecer sentadas, com a cabeça abaixada, enquanto os infratores recolhiam pertences da casa do ferramenteiro. Uma cortina, um violão, um GPS, dois aparelhos de TV, uma CPU de computador, uma impressora, um monitor, quatro celulares, três relógios e 63 reais foram colocados no carro do publicitário, um AGILE preto. A PM foi acionada. A perseguição durou quinze minutos. Ao menos uma moto acompanhava os infratores – o motociclista conseguiu escapar. Na altura do número 5000 da GIOVANNI GRONCHI, o infrator perdeu o controle do carro. O pneu dianteiro direito estourou. Após o acidente, os infratores foram levados ao PRONTO SOCORRO de CAMPO LIMPO. Com o mais velho, de 16 anos, a polícia encontrou uma pistola 7.65 carregada.

A Polícia Civil investiga o assassinato do motociclista FÁBIO DE ARAÚJO CARDOSO, de 32 anos. Ele foi encontrado morto, com dois tiros, às 21 horas de ontem, na esquina da Rua ASSUNÇÃO com a Avenida MERCÚRIO, na região do BRÁS, centro da capital. Policiais militares encontraram a vítima caída próxima a uma lanchonete. O motociclista estava com ferimentos no abdômen e na cabeça. CARDOSO estava de capacete. Uma moto HONDA vermelha estava no asfalto, pouco à frente. A polícia vai apurar se CARDOSO foi executado ou se sofreu uma tentativa de roubo.

DOUGLAS LUCIANO PARANHOS DA SILVA, de 18 anos, foi morto por um Policial Militar à paisana ontem no ITAIM PAULISTA, na zona leste. Segundo a polícia, o rapaz tentava roubar um bar. ARIAN PAIVA e LUCAS ALVES DA SILVA, ambos de 19, foram presos.

Um caminhoneiro foi resgatado hoje de um cativeiro em GUARULHOS, onde era mantido enquanto os criminosos desviavam a carga. A PM encontrou o caminhão na FAVELA PANTANAL e descobriu o roubo. Três foram detidos.   

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente no KM 64 da Rodovia ÍNDIO TIBIRIÇÁ (SP-31), em SUZANO, na noite de ontem. Segundo a Polícia Rodoviária, uma KOMBI seguia no sentido do ABC paulista quando se chocou com um ônibus da empresa RADIAL. Um casal que ocupava a KOMBI morreu. Quatro pessoas ficaram feridas. A Polícia Rodoviária não forneceu o nome das vítimas. Na Rodovia dos BANDEIRANES, em LIMEIRA, duas mulheres morreram carbonizadas em um acidente na noite de sexta-feira, quando o veículo em que estavam, um modelo MITSUBISHI, capotou no KM 156. ISABEL CRISTINA FRIOSSI, de 46 anos, e NAARA FRIOSSI COSTA, 26, mãe e filha morreram na hora. O motorista, marido de NAARA, está internado.   

A polícia de MUMBAÍ, na ÍNDIA, prendeu hoje de manhã um segundo suspeito pelo estupro coletivo de uma fotojornalista na noite de quinta-feira, no centro financeiro da cidade. VLJAY JADHAV, de 19 anos, seria um dos cinco homens que agrediram SHAKTI MILLS enquanto ela tirava fotos de uma fábrica abandonada para uma revista. Um colega da fotógrafa foi amarrado e espancado. O ataque vem sendo comparado ao estupro fatal de uma estudante de fisioterapia de 23 anos, em NOVA DÉLHI em dezembro do ano passado, que provocou protestos e indignação.

O presidente iraniano, HASSAN ROUHANI, disse, hoje, que armas químicas mataram pessoas na SÍRIA e apelou à comunidade internacional para que impeça o uso do armamento. O ministério iraniano de Relações Exteriores disse que as evidências apontam para rebeldes que combatem o presidente sírio, BASHAR AL-ASSAD. Hoje, o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, discutiu o assunto com sua equipe de segurança. Segundo a organização MSF (MÉDICOS SEM FRONTEIRAS), três hospitais próximos a DAMASCO relataram 355 mortes na última quarta-feira, dia 21 de agosto, por conta de armas químicas. Ao menos outras 3,6 mil pessoas deram entrada em hospitais com sintomas neurotóxicos causados por gás. A oposição ao governo diz que ao menos 1,3 mil cidadãos morreram no ataque.

O vice-primeiro ministro do REINO UNIDO, NICK CLEGG, pediu, hoje, que sejam feitas verificações urgentes para checar se foi ilegal a detenção do brasileiro DAVID MIRANDA sob as leis anti-terrorismo. CHEGG disse não ter sido consultado antes da detenção de MIRANDA, parceiro do jornalista GLENN GREENWALD, que liderou a cobertura sobre documentos vazados pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional EDWARD SNOWDEN sobre os programas eletrônicos de espionagem dos ESTADOS UNIDOS e REINO UNIDO. MIRANDA, que transportava documentos fornecidos por uma jornalista que mora em BERLIM, também ligada a SNOWDEN, foi liberado sem acusações, mas teve confiscados seu computador, telefone, um disco rígido e cartões de memória.   

24 DE AGOSTO DE 2014     :        -   DOMINGO
ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES e WILLIAM MASCARENHAS combinaram comigo uma ida até CRUZEIRO, a fim de cumprimentar o veteraníssimo TENENTE NELSON MENDES, que hoje está completando 102 anos. Um pouco depois das 9 horas, o ARISTIDES e o WILLIAM chegam para nossa viagem. A conversa durante o trajeto, principalmente sobre fatos relacionados com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC ajudam-nos a fazer a viagem, quase sem sentir as horas passarem.
O tempo ajuda. A temperatura está agradável para esse passeio. LUCIANA VILELA, Vice-presidente do NÚCLEO MMDC-CRUZEIRO, faz vários contatos com o celular do ARISTIDES. Por volta das 13 horas estamos na casa do aniversariante. O TENENTE MENDES está rodeado de seus filhos, netos e bisnetos: VERA LUCIA SANSEVERO, DAYSE GIUPPON SANSEVERO, ROGÉRIO SANSEVERO e muitas outras pessoas. Isso é algo muito especial. Não são muitos os que podem sentir o carinho de seus familiares, inda mais com a idade tão avançada.
Almoçamos com todos eles, num clima festivo, muito alegre, onde o nosso velhinho de 32 demonstra alegria. Várias fotos são tiradas e as horas transcorrem muito rápidas.  

COMPLETANDO 102 ANOS DE VIDA, SENHOR NELSON DE PAULA MENDES, RECEBE EM SUA CASA FAMILIARES E AMIGOS DA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932.
NELSON DE PAULA MENDES, BRASILEIRO, NASCIDO A 24 DE AGOSTO DE 1912, FILHO DE IGNÁCIO MENDES DE FREITAS E ANNA DE PAULA SENNE. NATURAL Da CIDADE DE CACHOEIRA PAULISTA-SP, INGRESSOU NA CARREIRA MILITAR EM 20 DE ABRIL DE 1932 COMO SOLDADO VOLUNTÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARTICIPANDO DA REVOLUÇÃO DE 1932, COM APENAS 20 ANOS DE IDADE.
LUTOU BRAVAMENTE POR SEU ESTADO, NAS CIDADES DE QUELUZ, PIQUETE E CRUZEIRO, NA DIVISA DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS;TÚNEL QUE REPRESENTA O MARCO DA REVOLUÇÃO. CASOU-SE,TEVE 4 FILHOS,AVÔ DE 6 NETOS E HOJE VIÚVO. EM 04 DE FEVEREIRO DE 1937, FOI A 1º CABO, LOGO EM SEGUIDA, EM MARÇO, A 2º CABO, PASSANDO EM 1939 A 3º SARGENTO , EM 1959 A 2º E FINALMENTE, REFORMOU-SE DO SERVIÇO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR COMO SUB TENENTE EM 01 DE DEZEMBRO DE 1943. EM 1989, FOI CONDECORADO PELO GOVERNADOR SR. ORESTES QUÉRCIA , COM A MEDALHA VALOR MILITAR, EM PRATA COMO RECONHECIMENTO AOS BONS , LEAIS E CONSTANTES SERVIÇOS PRESTADOS. ELOGIADO POR MUITOS E QUERIDO POR TODOS, SR NELSON DE PAULA MENDES, FOI CONDECORADO EM JULHO DE 2014 PELA SOCIEDADE DOS VETERANOS E EX COMBATENTES DO M.M.D.C COMO GRANDE GUERREIRO , SENDO O HOMENAGEADO EM UMA SOLENIDADE PREPARADA PELA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932 E REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO, NA CIDADE DE CRUZEIRO-SP, MARCO DA HISTÓRIA, DAS BATALHAS DO TÚNEL DA MANTIQUEIRA. NO SEU ANIVERSÁRIO, DIA 24 DE AGOSTO, FAMILIARES FIZERAM UMA FESTA PARA COMEMORAR OS 102 ANOS DE VIDA, LÚCIDO, MAS COM DIFICULDADE PARA FALAR, SENHOR NELSON SE EMOCIONOU, QUANDO SEUS AMIGOS, CORONEL MARIO VENTURA, WILLIAM MASCARENHAS, ANTONIO CARLOS ARISTIDES E LUCIANA VILELA, ESTIVERAM PRESENTES, REPRESENTANDO A SOCIEDADE DOS VETERANOS E EX COMBATENTES DE SÃO PAULO E NÚCLEO DE CRUZEIRO. "TRABALHEI ATÉ 74 ANOS E CONSTRUÍ 6 CASAS SOZINHO, PARA DEIXAR AOS MEUS QUERIDOS FILHOS. EU NUNCA TIVE PREGUIÇA E CRIEI TODOS COM MUITO AMOR E CARINHO" DISSE SENHOR NELSON. HOMEM DIGNO, TRABALHADOR E QUE PRESTOU SERVIÇOS A SOCIEDADE NÃO SÓ BRASILEIRA, MAS LUTOU PELOS IDEAIS DO POVO BRASILEIRO.

Ainda passamos pela 4ª Companhia do Batalhão de CRUZEIRO e vamos tomar um café com a LUCIANA VILELA, sua mãe e suas filhas. O retorno para São Paulo foi bem ruim. Apesar do horário, a VIA DUTRA está saturada de veículos. ARISTIDES traz-me até em casa e vai levar o WILLIAM. Fica registrada uma viagem muito significativa para a história do MMDC.

Uma mulher de 36 anos morreu hoje em decorrência de um incêndio em um hotel, no Centro da capital. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o fogo começou no quarto da hóspede, no segundo andar do estabelecimento, que está localizado na PRAÇA DA LIBERDADE – tradicional reduto de imigrantes orientais. O incêndio teve início por volta das 2 horas. Uma hóspede informou à recepção que sentiu cheiro de fumaça saindo do quarto no qual estava a secretária KAZUE KAMIMURA. Um funcionário do hotel, que preferiu não ser identificado, disse que conseguiu entrar na dependência para retirar a mulher.
Segundo testemunhas, a secretária apresentava muita dificuldade para respirar. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento à vítima ainda no saguão do hotel, mas ela não resistiu e morreu no local.
Uma outra hóspede do estabelecimento, uma senhora de 80 anos, que não teve o nome revelado, foi levada ao Hospital do Servidor Municipal com crise de hipertensão. Ela passou por atendimento e foi liberada.

Um terremoto de 6 graus de magnitude atingiu hoje o norte da CALIFÓRNIA (EUA) provocando ferimentos em cerca de 90 pessoas – três delas estavam em estado grave até esta noite. Segundo autoridades norte-americanas, esse foi o pior tremor de terra da região nos últimos 25 anos. O abalo sísmico ocorreu às 3:20 horas locais (7:20 horas de BRASÍLIA), ao noroeste da cidade de AMERICAN CANYON, a uma profundidade de 10,8 quilômetros. Prédios históricos foram danificados, algumas casas sofreram incêndios e o entorno de NAPA ficou sem energia. A região é conhecida pela produção de vinhos. O brasileiro EDUARDO GRANHA contou ao jornal “O GLOBO” que estava dormindo quando sentiu o tremor no Centro de SÃO FRANCISCO (a 75 km de NAPA), próximo à UNION SQUARE, às 3:30 horas. “Parece que você está numa rede sacudindo”, contou GRANHA, que nunca havia passado por esse tipo de experiência.
O governador da CALIFÓRNIA, JERRY BROWN, declarou estado de emergência na região atingida. O tribunal histórico e a biblioteca de NAPA sofreram grandes danos, informaram as autoridades. “Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas ficaram balançando para frente e para trás”, disse OMAR LOPEZ, 24 anos, funcionário de uma pensão em SANTA HELENA, a 1 minutos de NAPA.

Na tarde de sábado, um terremoto de 6,4 na escala RICHTER abalou o centro do CHILE. De acordo com o Escritório Nacional de Emergência, não houve vítimas. O sismo aconteceu às 18:35 horas (local), 39 km ao oeste da localidade de QUILLOTA. Em algumas zona de SANTIAGO houve corte de energia e as comunicações por celular e pela internet entraram em colapso.

O governo japonês contabilizou 50 mortos e 38 desaparecidos em consequência de deslizamentos de terra ocorridos na cidade de HIROSHIMA, na semana passada, após fortes chuvas. Quase 3 mil agentes trabalham nas tarefas de resgate, auxiliados por vários voluntários, segundo as autoridades. Durante chuvas torrenciais, entre 30 e 50 deslizamentos de terra foram na madrugada do dia 19 para 20 de agosto, atingindo casas, moradores e veículos. Os bairros mais afetados nos distritos de ASAMINAMI e ASAKITA, ao norte de HIROSHIMA, foram desocupados e mais de mil habitantes foram levados para abrigos públicos. De acordo com as autoridades, o número de mortos aumenta a cada dia, mas a busca por vítimas não consegue avançar e a esperança de encontrar sobreviventes é mínima. Segundo a agência de notícias FRANCE PRESSE, a chuva voltou a afetar a região durante a madrugada de hoje e as operações de resgate foram suspensas para evitar uma nova catástrofe.

O secretário de Estado dos EUA, JOHN KERRY, anunciou hoje que o jornalista PETER THEO CURIS, desaparecido desde 2012, foi libertado na SÍRIA. A notícia corre poucos dias depois que militantes do grupo ESTADO ISLÂMICO mataram o jornalista JAMES FOLEY, que foi sequestrado na SÍRIA também em 2012. KERRY disse em comunicado que os EUA estão usando “todas as ferramentas diplomáticas, de inteligência e militar” para garantir a libertação dos outros norte-americanos mantidos como reféns naquele país.   


2 014 :   -        DOMINGO
ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES e WILLIAM MASCARENHAS combinaram comigo uma ida até CRUZEIRO, a fim de cumprimentar o veteraníssimo TENENTE NELSON MENDES, que hoje está completando 102 anos. Um pouco depois das 9 horas, o ARISTIDES e o WILLIAM chegam para nossa viagem. A conversa durante o trajeto, principalmente sobre fatos relacionados com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC ajudam-nos a fazer a viagem, quase sem sentir as horas passarem.
O tempo ajuda. A temperatura está agradável para esse passeio. LUCIANA VILELA, Vice-presidente do NÚCLEO MMDC-CRUZEIRO, faz vários contatos com o celular do ARISTIDES. Por volta das 13 horas estamos na casa do aniversariante. O TENENTE MENDES está rodeado de seus filhos, netos e bisnetos: VERA LUCIA SANSEVERO, DAYSE GIUPPON SANSEVERO, ROGÉRIO SANSEVERO e muitas outras pessoas. Isso é algo muito especial. Não são muitos os que podem sentir o carinho de seus familiares, inda mais com a idade tão avançada.
Almoçamos com todos eles, num clima festivo, muito alegre, onde o nosso velhinho de 32 demonstra alegria. Várias fotos são tiradas e as horas transcorrem muito rápidas. 

COMPLETANDO 102 ANOS DE VIDA, SENHOR NELSON DE PAULA MENDES, RECEBE EM SUA CASA FAMILIARES E AMIGOS DA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932.
NELSON DE PAULA MENDES, BRASILEIRO, NASCIDO A 24 DE AGOSTO DE 1912, FILHO DE IGNÁCIO MENDES DE FREITAS E ANNA DE PAULA SENNE. NATURAL Da CIDADE DE CACHOEIRA PAULISTA-SP, INGRESSOU NA CARREIRA MILITAR EM 20 DE ABRIL DE 1932 COMO SOLDADO VOLUNTÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARTICIPANDO DA REVOLUÇÃO DE 1932, COM APENAS 20 ANOS DE IDADE.
LUTOU BRAVAMENTE POR SEU ESTADO, NAS CIDADES DE QUELUZ, PIQUETE E CRUZEIRO, NA DIVISA DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS;TÚNEL QUE REPRESENTA O MARCO DA REVOLUÇÃO. CASOU-SE,TEVE 4 FILHOS,AVÔ DE 6 NETOS E HOJE VIÚVO. EM 04 DE FEVEREIRO DE 1937, FOI A 1º CABO, LOGO EM SEGUIDA, EM MARÇO, A 2º CABO, PASSANDO EM 1939 A 3º SARGENTO , EM 1959 A 2º E FINALMENTE, REFORMOU-SE DO SERVIÇO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR COMO SUB TENENTE EM 01 DE DEZEMBRO DE 1943. EM 1989, FOI CONDECORADO PELO GOVERNADOR SR. ORESTES QUÉRCIA , COM A MEDALHA VALOR MILITAR, EM PRATA COMO RECONHECIMENTO AOS BONS , LEAIS E CONSTANTES SERVIÇOS PRESTADOS. ELOGIADO POR MUITOS E QUERIDO POR TODOS, SR NELSON DE PAULA MENDES, FOI CONDECORADO EM JULHO DE 2014 PELA SOCIEDADE DOS VETERANOS E EX COMBATENTES DO M.M.D.C COMO GRANDE GUERREIRO , SENDO O HOMENAGEADO EM UMA SOLENIDADE PREPARADA PELA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932 E REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO, NA CIDADE DE CRUZEIRO-SP, MARCO DA HISTÓRIA, DAS BATALHAS DO TÚNEL DA MANTIQUEIRA. NO SEU ANIVERSÁRIO, DIA 24 DE AGOSTO, FAMILIARES FIZERAM UMA FESTA PARA COMEMORAR OS 102 ANOS DE VIDA, LÚCIDO, MAS COM DIFICULDADE PARA FALAR, SENHOR NELSON SE EMOCIONOU, QUANDO SEUS AMIGOS, CORONEL MARIO VENTURA, WILLIAM MASCARENHAS, ANTONIO CARLOS ARISTIDES E LUCIANA VILELA, ESTIVERAM PRESENTES, REPRESENTANDO A SOCIEDADE DOS VETERANOS E EX COMBATENTES DE SÃO PAULO E NÚCLEO DE CRUZEIRO. "TRABALHEI ATÉ 74 ANOS E CONSTRUÍ 6 CASAS SOZINHO, PARA DEIXAR AOS MEUS QUERIDOS FILHOS. EU NUNCA TIVE PREGUIÇA E CRIEI TODOS COM MUITO AMOR E CARINHO" DISSE SENHOR NELSON. HOMEM DIGNO, TRABALHADOR E QUE PRESTOU SERVIÇOS A SOCIEDADE NÃO SÓ BRASILEIRA, MAS LUTOU PELOS IDEAIS DO POVO BRASILEIRO.

Ainda passamos pela 4ª Companhia do Batalhão de CRUZEIRO e vamos tomar um café com a LUCIANA VILELA, sua mãe e suas filhas. O retorno para São Paulo foi bem ruim. Apesar do horário, a VIA DUTRA está saturada de veículos. ARISTIDES traz-me até em casa e vai levar o WILLIAM. Fica registrada uma viagem muito significativa para a história do MMDC.

2 015    :    SEGUNDA-FEIRA
Era minha intenção ir fazer uma visita para o Diretor de Ensino e Instrução nesta tarde. Mas entro em contato, via fone, com a DEC, e sou informado que o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI tem um compromisso e não poderá atender. Aviso a MARINEI CHALUB, pois tinha combinado sair de casa às 14 hora e é ela que iria me levar até a DEC.
Penso na solenidade que podemos fazer para o veteraníssimo CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO, no próximo sábado. Entro em contato com várias pessoas nesse sentido. LUCIANA VILELA aponta a Câmara Municipal para ser o local do evento, mas o Presidente daquela Casa aguarda uma solicitação nossa:
Prezado Presidente da Câmara Municipal de TREMEMBÉ.
É ideia do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC condecorar o veteraníssimo
CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO, combatente de 32, com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, com as honras merecidas a quem ofereceu sua vida em prol da Reconstitucionalização do País.
Qual seria o melhor horário para realizarmos essa homenagem na Câmara Municipal, se possível no próximo sábado, dia 29.
Estou agilizando a CORONEL PM ELIANE NIKOLUK no sentido de apoiar a iniciativa de condecoração do B.MONTEIRO, um dos 23 combatentes vivos daquela EPOPÉIA.
Aguardo sua resposta para que a homenagem se concretize.
Coloco-me à sua disposição!
Recebo a seguinte resposta:
Adriano Santos
)
Boa tarde!
Claro, para nós tremembeenses é uma honra este reconhecimento de uma personalidade em nosso município como o Sr. Monteiro...
O Salão Nobre da Câmara esta a disposição, peço apenas que informe a quem devo convidar para esta solenidade (podemos ajudar nessa divulgação), quais estruturas necessitam, quais autoridades estarão com presença confirmada.
att
Adriano dos Santos
Presidente da Câmara Municipal de Tremembé

Prezado Adriano
Solicito de V. Sª com parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC que a própria Câmara de Tremembé presidencie a sessão solene a ser instalada, uma vez que queremos condecorar o nosso veterano constitucionalista, um símbolo para nós e também para a própria cidade.  
As autoridades locais devem ser convidadas e o critério que V.Sª tomará nesse sentido vai fortalecer sobremaneira a cerimônia.
Entrei em contato com a PM através da CORONEL PM ELIANE NIKOLUK, que dará todo o apoio necessário. 
Os Cmts da área estarão presentes, inclusive com a banda de música.
Vou convidar o Cmt Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, para comparecer ao evento. 
Gostaria que a comemoração dos 101 anos do CAPITÃO BENEDITO MONTEIRO seja histórica para TREMEMBÉ. 
Lembramos que estamos comemorando os 83 anos do Movimento Constitucionalista de 1932 e para o velho combatente isso deve ser motivo de orgulho. Apesar da idade, não faz muito tempo que ele lançou
um livro sobre sua participação na revolução.
Pode entrar em contato comigo  no sentido de esclarecimentos necessários para que possamos nos orgulhar da realização desse acontecimento tão significativo para a cidade de TREMEMBÉ.
Estimado CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES
Estou planejando condecorar o veteraníssimo CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO com a Medalha CONSTITUCIONALISTA no próximo sábado, dia 29.
Houve um contato com a LUCIANA e ela conversou com um vereador da Câmara Municipal de TREMEMBÉ. Apenas precisamos mandar uma solicitação para reserva do espaço.
Mas não sei a situação de saúde do B. MONTEIRO e mandei um email para a Cmt CORONEL PM ELIANE NIKOLUK nesse sentido.
Você tem condições de me auxiliar nessa empreitada?
Acabo de manter contato com o ARISTIDES e ele se prontifica a colaborar com essa idéia.
Caso o veterano aguente a emoção da homenagem pela comemoração do seu 101º Aniversário, preciso de um orador para o ato solene.


FERNANDO MORENO manda uma mensagem, via WHATS APP, onde comunica que o CORONEL PM WÁLTER MARTINS DE LIMA tentou o suicídio, procurando se enforcar. Foi socorrido pelo ÁGUIA da PM, mas seu estado é crítico. Ele comandou o 16º BPMM. Sabe-se apenas que estava vivendo uma crise de depressão.  Ele nasceu no dia 21 de março de 1956. Entrou para a PMESP em 27 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE - 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO - 24 de maio de 1991. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2006. Foi transferido para a reserva, no posto de CORONEL PM em 27 de julho de 2011.

Um soldado da Polícia Militar foi detido administrativamente, hoje, suspeito de participação na chacina que deixou 18 mortos em OSASCO e BARUERI, no dia 13 de agosto. As informações são do SPTV, da TV GLOBO. A informação não foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, que hoje deu uma entrevista coletiva para falar sobre roubos de cargas.
O soldado, de 30 anos, morador em OSASCO, presta serviços administrativos no prédio da ROTA. Ele afirmou em depoimento, segundo o "JORNAL NACIONAL" que já havia sido preso pela suspeita de participar de um grupo de extermínio. Porém, não confessou participação na chacina do último dia 13. Uma testemunha o teria reconhecido após agentes do DHPP mostrarem fotos de suspeitos.
MORAES confirmou, porém, o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão contra PMs no último fim de semana. Ele afirmou que os agentes apreenderam celulares e documentos. O marido de uma policial também é investigado.
A Corrregedoria investiga dois cabos, 11 soldados e cinco sargentos, de SÃO PAULO, OSASCO, BARUERI e SOROCABA. A principal suspeita da força-tarefa criada para investigar as mortes é a participação de policiais para vingar a morte de um PM, no dia 7, em OSASCO e de um guarda-civil, na véspera da chacina, em BARUERI.
Dois GCMs de BARUERI também são investigados. A Polícia Civil apreendeu cinco armas da Guarda Municipal. A força-tarefa ouviu 32 agentes lotados no 14º e 44º Batalhão da PM em OSASCO, além de sobreviventes do massacre.
A força-tarefa com 70 policiais, entre civis e técnicos-científicos, criada para investigar as mortes em OSASCO e BARUERI, enfrenta problemas com a Corregedoria da Polícia Militar, que não estaria dividindo informações com o DHPP, segundo próprios agentes da Polícia Civil.
A principal queixa é por não ter a Corregedoria passado, na íntegra, os depoimentos dos PMs ouvidos. O secretário da Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, põe panos quentes na disputa entre polícia x polícia. "Nós trocamos informações diárias. Não há nenhuma confusão entre as polícias. Elas estão trabalhando em conjunto", disse.

O auxiliar de enfermagem JOSÉ CLÁUDIO LEONARDO FILHO, de 21 anos, foi transferido hoje para o Centro de Detenção Provisória de DIADEMA, no ABCD. Ele é acusado de atropelar e matar um idoso de 63 anos dentro das dependências do Autódromo de INTERLAGOS, no domingo.
LAURINDO CÂNDIDO PINHEIRO estava em um local reservado para corridas e caminhadas quando foi atingido pelo CELTA guiado por JOSÉ CLÁUDIO. Testemunhas disseram à polícia que o auxiliar de enfermagem havia brigado com a namorada e dirigia em alta velocidade quando provocou o acidente.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 101º DP, o motorista apresentava olhos vermelhos, voz pastosa e hálito etílico. Ao ser questionado pela polícia se havia bebido, ele confirmou ter consumido cerveja. O teste de bafômetro apontou índice de 0,29 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar). Índice a partir de 0,,05 mg/l é considerado infração. Em nota, a SPTuris, responsável pelo Autódromo de INTERLAGOS, disse que o acidente aconteceu após a realização de uma exposição de veículos. Segundo o documento, o acidente ocorreu em uma área externa à do evento, e os primeiros socorros foram prestados imediatamente. "O primeiro atendimento foi realizado por uma ambulância do próprio organizador e, em seguida, já com a chegada do SAMU, o senhor infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu".

Em meio a uma crise política sem precedentes desde quando assumiu o poder em 2011 e com a sua base no Congresso em frangalhos, a presidente DILMA ROUSSEFF anunciou, hoje, o corte de dez dos 39 ministérios do seu governo. Além da diminuição no número de pastas, a petista pretende reduzir o número de secretarias e cargos comissionados, que hoje são de 22 mil servidores, a grande maioria (74%) composta de concursados - que não podem ser demitidos.
Durante a campanha de 2014, DILMA criticou a tese da redução de ministérios, chegando a dizer que seus adversários à época - AÉCIO NEVES e EDUARDO CAMPOS, que morreu durante a disputa - sofriam de uma "imensa cegueira democrática". Porém, em situação desesperadora no Congresso, sofrendo para aprovar medidas que sustentem o seu maior projeto neste ano, o ajuste fiscal, e acumulando derrotas sucessivas, inclusive com apoio de parlamentares de sua base aliada que se rebelaram, o governo mudou o discurso.
Coube ao ministro do Planejamento, NELSON BARBOSA, anunciar a medida. Ele e os outros colegas que compõem a equipe econômica, JOAQUIM LEVY (FAZENDA) e ALEXANDRE TOMBINI (Presidente do BANCO CENTRAL, com status de ministro), também insistiam com DILMA para realizar a reforma administrativa.

O vice-presidente MICHEL TEMER informou hoje à DILMA ROUSSEFF que não cuidará mais da negociação de cargos e emendas parlamentares, o chamado, no jargão político, de "varejo" da negociação do governo com aliados e parlamentares. No entanto, o peemedebista vai continuar ajudando o governo a obter acordos no Congresso para as votações de matérias de interesse do Executivo. A decisão foi comunicada por TEMER durante a reunião que teve com DILMA na hora do almoço. Ele vai continuar cuidando da "macropolítica", mas se colocou à disposição da presidente para cuidar de emendas e cargos quando foi demandado, pontualmente. Também estiveram presentes os ministros ALOIZIO MERCADANTE (CASA CIVIL) e ELISEU PADILHA (AVIAÇÃO CIVIL). Era PADILHA que, sob a batuta de TEMER, vinha tocando essa tarefa de tratar sobre cargos com aliados e da negociação de emendas. "A atribuição política é inerente à vice-presidência da República e à sua carreira e história de vida (de TEMER). Então, no momento certo, ele vai se posicionar", disse o ministro das Cidades, GILBERTO KASSAB, após a reunião de coordenação de DILMA.

A destruição de um dos templos da cidade antiga de PALMIRA, na SÍRIA, pelo grupo terrorista ESTADO ISLÂMICO é um "crime de guerra", declarou hoje a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). "Os autores deverão responder pelas suas ações", afirmou a instituição, em comunicado emitido pela diretora-geral IRINA BOKOVA. Ela apela à comunidade internacional "para que continue unida contra esta purificação cultural". Os militantes consideram expressões de idolatria o patrimônio religioso pré-islâmico, o que é proibido pela teologia islâmica que o grupo diz seguir.

A CORÉIA DO SUL e a CORÉIA DO NORTE chegaram a um acordo para aliviar as tensões entre os países após uma série de confrontos na fronteira. Segundo uma declaração conjunta divulgada pela agência sul-coreana YONHAP, PYONGYANG (capital da CORÉIA DO NORTE), lamentou o incidente envolvendo minas terrestres que feriu dois solados sul-coreanos neste mês, enquanto SEUL (capital do SUL), declarou que iria interromper as transmissões de propaganda nos alto-falantes. Ainda de acordo com o documento, os dois países vão manter as conversas para discutir uma série de questões e melhorar os laços diplomáticos.

Em uma megaoperação policial e militar a VENEZUELA deportou quase 800 colombianos ilegais após decretar estado de exceção em cinco municípios em TÁCHIRA, na fronteira com a COLÔMBIA, na última sexta-feira. De acordo com o jornal "EL TIEMPO", a situação dos colombianos na região deteriorou-se, marcada pelas ações repressivas das autoridades venezuelanas. Embora o governador do estado de TÁCHIRA tenha negado atos de violência, o Ministério das Relações Exteriores da COLÔMBIA pediu respeito aos direitos humanos e disse que crianças foram separadas de seus pais.     

2 016       :         -      QUARTA-FEIRA
Depois de 20 dias de devassa no governo GETÚLIO VARGAS, devassa esta que começou em 4 de AGOSTO de 1954, com o crime da RUA TONELERO, GETÚLIO VARGAS suicidava-se. Mas outras tragédias aconteceram em 24 de agosto: em 79 d.C, erupção do VESÚVIO, com a destruição de POMPÉIA. Em 1572, DIA DE SÃO BARTOLOMEU, massacre dos huguenotes, com mais de três mil mortes, a mando do rei CARLOS IX e da rainha-mãe CATARINA DE MÉDICIS.
Em 2016, o BRASIL vive momentos de indecisão com o processo de impeachment da presidente afastada DILMA. Amanhã começará o seu julgamento.
Estou com sérias dificuldades para registrar minhas memórias. Meu computador continua no conserto e um velho HD também apresenta defeitos. Apelo para o notebook, mas não me adapto a ele.
Por volta das 11 horas, vou para o centro da cidade de SÃO PAULO. No restaurante PÁTIO DO COLÉGIO, almoço com MAGALHÃES, presidente do Núcleo MMDC-TRIBUNAL DE CONTAS “TENENTE AMÉRICO RAMALHO e sua esposa SÍLVIA REGINA, nomeada, recentemente, DIRETORA  DA JUVENTUDE da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É mais um almoço de negócios, onde discutimos uma série de assuntos, com a finalidade de melhorar o futuro do MMDC.
Por volta das 14 horas, tomo o metrô e vou ao MUSEU MILITAR. Tinha marcado um encontro com o KADU, mas depois, recebo um comunicado dele adiando esse compromisso. Converso com o CORONEL PM GALDINO, diretor do MUSEU, sobre a mudança das linhas telefônicas. Isso não está resolvido e não há condições de trabalho. MARINEI permanece trabalhando em sua casa, preparando tudo para o dia 26 de agosto, quando entregaremos a Medalha DRÁUSIO no Obelisco.
Já em casa, o SARGENTO TARCÍSIO comunica que será entregue a Medalha “HERÓIS DE 32” no CPA/M-7, aqui em GUARULHOS. Acontecerá o evento às 9 horas, enquanto teremos a comemoração do DIA DO SOLDADO na PRAÇA PRINCESA ISABEL.      

O estudante FELIPE FARINA GARCIA, de 25 anos, foi preso após matar a facadas a própria mãe, SUELY GUERRA FARINA, 59, e deixar feridas no condomínio onde eles moravam no bairro de CIDADE ADEMAR, zona sul de SÃO PAULO. A Polícia Civil ainda tentava entender, hoje, a motivação do crime, ocorrido na manhã de ontem.
Segundo testemunhas, mãe e filho tinham histórico de discussões. Recentemente, GARCIA vinha apresentando comportamento paranoico, com inclinação para temas religiosos e afirmava ser o próprio JESUS CRISTO, conforme amigos.
No dia do assassinato, de acordo com informações da polícia, GARCIA atacou a mãe com uma faca durante mais um briga no apartamento. SUELY conseguiu fugir do local e pedir ajuda, mas foi alcançada pelo filho em outro andar.
Ao ouvir os gritos da vítima, três vizinhas tentaram ajuda-la, mas duas acabaram golpeadas pelo estudante. GARCIA seguiu esfaqueando a mãe na escada do condomínio, diante das vizinhas, e ficou lá até a chegada da polícia. Na delegacia, ele não soube explicar a razão do crime. Também disse aos policiais não se lembrar de nada do que ocorreu.
SUELY morreu no local do crime. As duas vizinhas feridas foram socorridas e encaminhadas a hospitais da região.

A polícia de MINAS GERAIS prendeu quatro pessoas pelo assassinato de GREICIARA VIEIRA, de 19 anos, que estava grávida de nove meses e teve o bebê roubado da barriga numa cirurgia clandestina.
O corpo de GREICIARA foi encontrado numa represa de ITUIUTABA, a 685 quilômetros de BELO HORIZONTE, no domingo. SHIRLEY DE OLIVEIRA  BENFICA, 30, é a mandante do crime, mas não teria participado do ato.
A polícia disse que a vítima foi sequestrada e teve a filha arrancada da barriga porque SHIRLEY tinha um relacionamento à distância e resolveu forjar uma gravidez para manter esse namoro, por isso precisava de um filho.
SHIRLEY chegou a montar o quarto do suposto bebê, dizendo ao namorado que teria uma menina. Os outros presos são LUCAS SILVA, de 22 anos, JHONATAN MARTINS DE LIMA, 24, e a enfermeira JACIRA SANTOS DE OLIVEIRA, de 60 anos.
Um dos assassinos afirmou ao delegado EDSON MORAIS que GREICIARA ainda estava viva quando  o bebê foi retirado. Um dos presos participou da ação em troca de um corte de cabelo e um  celular dados por SHIRLEY.
A vítima, que era de UBERLÂNDIA e estava desaparecida desde o dia 18, foi atraída sob o pretexto de que ganharia roupas para o enxoval do bebê, mas foi  sedada com éter pelos assassinos. Após a retirada do bebê, GREICIARA foi enforcada. A recém-nascida foi localizada na casa de uma das suspeitas. Hospitalizada, ela passa bem. A família da vítima deve ficar do a menina.

A Justiça de CARAPICUÍBA determinou, hoje, que os vereadores JEFFERSON CASSUNDÉ, CARLOS JAPONÊS, NENÊ CREPALDI e PAULO XAVIER permaneçam presos por ao menos 30 dias.
Também ficará detida pelo mesmo período a secretária municipal de Administração, ELAINE CRISTINA PEREIRA. Todos foram para a cadeia ontem à noite, acusados de participação em um esquema de corrupção no município da GRANDE SÃO PAULO.
O candidato do PT à Prefeitura da cidade, EVERALDO FRANCISCO DA SILVA, e ISAAC FRANCO DOS REIS, ex-deputado estadual também pela legenda, são considerados foragidos. EVERALDO foi chefe de gabinete do atual prefeito petista SÉRGIO RIBEIRO.
Os vereadores e funcionários da Prefeitura fazem parte de um esquema que fraudava as contratações em várias áreas da administração municipal.
Ao menos 1,3 mil pessoas teriam sido admitidas irregularmente para trabalhar em diversas áreas do governo, inclusive na saúde. Todas são apadrinhadas dos políticos.

Um muro de metal de um quilômetro de extensão volta a dividir BRASÍLIA. A estrutura foi montada para separar grupos a favor e contra o impeachment da presidente  no gramado em frente ao Congresso Nacional. O alambrado já havia sido instalado durante a votação de abertura do processo de impeachment na Câmara, em abril, e do Senado em maio. O julgamento começa hoje e o esquema de segurança foi reforçado. O acesso às dependências da Casa está sendo controlado.
Nesta primeira fase do julgamento, apenas testemunhas serão ouvidas, o que deve acabar sábado. No dia 29, DILMA fará sua defesa e, nos dias 30 e 31, haverá discursos e a votação. São necessários 54 votos, entre os 81 senadores, para a condenação definitiva de DILMA à perda do mandato e à inelegibilidade por oito anos.

Um terremoto devastador destruiu uma série de cidades montanhosas no centro da ITÁLIA, deixando mais de uma centena de mortos, além de moradores presos sob escombros e milhares de desabrigados.
O tremor ocorreu às 3:30 horas locais (22:30 horas em BRASÍLIA), quando a maioria dos moradores dormia, derrubando casas e destruindo ruas em um conjunto de cidades italianas a cerca de 140 quilômetros de ROMA. Os locais mais atingidos foram ACCUMOLI, PESCARA DEL TRONTO e AMATRICE.
Como são municípios pequenos e vilarejos montanhosos, as operações de resgate estão ainda mais difíceis, admitiu a porta-voz do departamento de resgate, IMMACOLATA POSTIGLIONE. As equipes e moradores estavam, hoje, conseguindo prestar socorros a sobreviventes presos seguindo o som de seus gritos em meio à montanha de tijolos amontoados.
Em AMATRICE, o prefeito SERGIO PIROZZI afirmou que metade da cidade veio abaixo. “A metade da cidade já não existe, há gente sob escombros”, disse. Vivem ali menos de três mil habitantes. O acesso foi bloqueado por um deslizamento de terra e pela queda de uma ponte. Pacientes de um hospital foram deslocados à praça da cidade.
O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais e o Tesouro italiano liberou 235 milhões de euros de fundos emergenciais. No VATICANO, o PAPA FRANCISCO cancelou parte de sua audiência-geral para rezar pelas vítimas.