terça-feira, 6 de outubro de 2015

Olimpio defende servidores do Judiciário e chama Policiais para mobiliza...

5 DE OUTUBRO DE 2015 - SEGUNDA-FEIRA

DIA     C I N C O     D E     O U T U B R O     DE    2015     –     SEGUNDA-FEIRA.
78 anos, 9 meses e 8 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
89º DIA DO ANO 66º
57 anos e 123 dias na PMESP.
56 anos e 235 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 290 dias – 489 816 horas.
52 anos e 29 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 206 dias no Posto de Coronel – 330 meses e 22 dias.
4 anos e 90 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 126 dias CORONEL - 23 anos e 296 dias na reserva.
10 675-256 956                       10 126-243 472                                10 393-250 816.
DIA DE SÃO BERTINO. Natural de KONSTANZ, na ALEMANHA, fundou, auxiliado por SANTO OMER, SÃO MOMELINO e outros companheiros, o MOSTEIRO DE SÃO PEDRO, na ilha de SITHIU.
DIA DE SÃO JOÃO DE PENNA. JOÃO DE PENNA viveu no século XVIII. Ainda muito jovem, ingressou na ORDEM FRANCISCANA. Era calmo, desapegado de tudo, ligado às coisas de DEUS. Perguntado por um anjo se preferia um dia no purgatório ou sete dias de sofrimento na terra, escolheu a segunda opção. Morreu em 1275.

DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES

DIA INTERNACIONAL DAS AVES

DIA DA PEQUENA EMPRESA
1910 – IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA EM PORTUGAL
1970 – EDITADO O LP DA BANDA BRITÂNICA PINK FLOYD ATOM HEART MOTHER
1986 – A SÉRIE ANIME DO MANGA ANMITSU HIME É EXIBIDA PELA PRIMEIRA VEZ NA FUJI TV
1988 – CRIAÇÃO DOS ESTADOS DO AMAPÁ, DE RORAIMA E DO TOCANTINS

O decreto do DIA DA AVE no BRASIL foi instituído em 1968.
DIA DE SÃO BENEDITO. Nasceu em 1526, na província de Messina, ITÁLIA, filho de pais descendentes de escravos. Ganhou a liberdade e, dos pais, recebeu educação espiritual e religiosa. Desde criança, tinha tendência para a solidão e a penitência. Ingressou na ordem franciscana e destacou-se por operar milagres. Morreu em 1589 e seu corpo encontra-se exposto em seu convento, em PALERMO.

872 a. realiza-se em ZAMORA (LEÃO) a conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei AFONSO VII de CASTELA E LEÃO a independência de PORTUGAL, em 5 de outubro de 1143.
601 a. abertura do CONCÍLIO DE CONSTANÇA, que resultou no fim do cisma da Igreja, em 5 de outubro de 1414. Oficialmente, os dias de 6 a 14 de outubro não existiram.
474 a. EL GRECO, pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu sua carreira na ESPANHA nasce em 5 de outubro de 1541. Falece em 1614.
433 a. PAPA GREGÓRIO XIII impõe o chamado calendário gregoriano, em substituição ao calendário Juliano, em 5 de outubro de 1582. 
302 a. nasce DENIS DIDEROT, filósofo e escritor francês, em 5 de outubro de 1713. Falece em 1784.
247 a. MARQUÊS DE POMBAL obriga, por decreto, os nobres portugueses anti-semitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas, em 5 de outubro de 1768.
226 a. invasão do PALÁCIO DE VERSALHES pelo povo impaciente, em 5 de outubro de 1789.
219 a. ESPANHA declara guerra contra a INGLATERRA, em 5 de outubro de 1796, como conseqüência do TRATADO DE SANTO ILDEFONSO, que obrigava os espanhóis a lutar ao lado dos franceses em caso de confronto.
217 a. falece o MORGADO DE MATEUS, nobre português, em 5 de outubro de 1798. Nasceu em 1722.
210 a. falece CHARLES CORNWALLIS, general britânico, em 5 de outubro de 1805. Nasceu em 1738.
186 a. nasce CHESTER A. ARTHUR, presidente estadunidense, em 5 de outubro de 1829. Falece em 1886.
151 a. nasce LOUIS JEAN LUMIÈRE, inventor francês, considerado um dos pais do cinema, em 5 de outubro de 1864. Ele e seu irmão AUGUSTE, foram inventores do projetor cinematográfico. LUMIÈRE morreu em 1948.
136 a. nasce FRANCIS PEYTON ROUS, patologista estadunidense, em 5 de outubro de 1879. Falece em 1970.
133 a. nasce ROBERT HUTCHINGS GODDARD, americano, pai dos modernos foguetes, em 5 de outubro de 1882. Falece em 1945.
118 a. da DESTRUIÇÃO DE CANUDOS, em 5 de outubro de 1897. Depois de três expedições fracassadas, tropas sob o comando do GENERAL ARTUR OSCAR DE ANDRADE GUIMARÃES tomam o povoado de CANUDOS, matam os últimos defensores do arraial criado por ANTÔNIO CONSELHEIRO e acabam com a guerra iniciada cerca de um ano antes. No dia seguinte, o Exército determina a destruição das 5.200 casas erguidas no local. CANUDOS era tido como uma ameaça à República, proclamada recentemente, já que seu líder se opunha à separação entre Estado e Igreja e desaprovava a criação do casamento civil. Um trecho do livro OS SERTÕES, de EUCLIDES DA CUNHA, que viajou a CANUDOS como repórter do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO: “CANUDOS não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados”.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 5 de outubro de 1898: efetua-se amanhã, em todo o Estado, a eleição presidencial para completar o quatriênio de 1896 a 1º de maio de 1900. É candidato do Partido Republicano o senhor CORONEL FERNANDO PRESTES DE ALBUQUERQUE, lavrador residente em ITAPETININGA e que em duas legislações ocupou uma cadeira na representação federal.
AURÉLIO DE FIGUEIREDO, o belo paisagista que sempre tem vindo a SÃO PAULO e tem deixado bem notificado o seu valor, abriu hoje a sua exposição no salão do Banco Construtor e Agrícola de São Paulo.
Vemos hoje um bem acabado trabalho da fábrica de calçados a vapor “LEALDADE”, instalada à Rua dos Guaianazes, 143. É uma prova assaz reveladora do progresso desse ramo da indústria paulista, hoje competidora da indústria similar estrangeira.
A delegacia fiscal de SÃO PAULO remeteu para o Tesouro Nacional a quantia de seiscentos contos, por conta do saldo existente em caixa, proveniente da arrecadação feita pela mesma repartição.
O governo do Estado de MINAS GERAIS promulgou um decreto de regulamento das Escolas Normais. Em MINAS o Curso Normal é de quatro anos e tem caráter prático e profissional.
A 1º do corrente, às 6:30 horas da tarde, deu-se um principio de incêndio na Igreja da Vila de BUQUIRA, quando se achavam reunidos muitos fiéis. O pânico entre os assistentes foi enorme resultando serem atropeladas e esmagadas várias pessoas, falecendo duas crianças e uma senhora e ficando feridas muitas outras, algumas das quais gravemente.
116 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 5 de outubro de 1899: - chamamos a atenção do senhor doutor inspetor de estradas de ferro e navegação para a Companhia SANTO AMARO, em liquidação, onde o público está sendo maltratado e mal servido. Ainda ontem pessoa que ali viajou com família, tomando o trem às 9:30 horas da manhã para SANTO AMARO foi obrigada a ocupar um carro sujo, sem comodidades, pois as molas que possui hoje servem para tortura aos ouvidos dos infelizes que têm de gozar daquela ferrovia.
Uma turma de trabalhadores da “COMPANHIA VIAÇÃO PAULISTA”, munida de alavancas e picaretas, dirigiu-se ao posto dos bondes da ladeira de SÃO JOÃO, próximo ao POLITEAMA, e começou a levantar os trilhos, levantados pela SÃO PAULO RALLWAY AND POWER aos seus. Um engenheiro da LIGHT, auxiliado por populares, conseguiu que os trabalhadores se retirassem.
Acentua-se dia a dia a absoluta falta de garantias com os repetidos assaltos à vida e à propriedade que constantemente são noticiados. O Congresso do Estado, durante o longo lapso de tempo do seu quase estéril funcionamento, deixou como padrão de glória a reforma da brigada policial, o que veio reduzir à metade o número de garantidores da ordem pública.
Chegou ao conhecimento da polícia que fulano GOMES, negociante português, estabelecido à Rua do GASÔMETRO, havia desaparecido ausentando-se para a EUROPA. Deixa negócios embrulhados, sofrendo a Fábrica de Tecidos SANT´ANNA um prejuízo de 200 contos em aniagens que lhe foram fornecidas.   
114 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 5 de outubro de 1901: o senhor vereador HERMANN BURCHARD apresentou ontem à respectiva Câmara, uma indicação propondo que a Câmara se dirija ao Congresso do Estado solicitando um auxílio de 2 mil contos para melhoramentos, saneamento e aformoseamento da cidade.
O doutor BERNARDO DE CAMPOS, procurador da República, opinou pela pronúncia de POMPHILIO VICENTE, ANTÔNIO FERREIRA, CARMINE DE TAL, LUIZ PEDROSO, JOAQUIM BLANCO e outros, acusados de promoverem o fabrico e introdução de notas falsas neste Estado.
Chegou ontem ao porto de SANTOS, o cruzador da marinha de guerra norte-americana ATLANTA, que ontem recebeu a visita de muitos funcionários e de muitas pessoas gradas.
Tendo sido condenado, ontem no júri, a 3 anos de prisão, o menor CYRO DE MOURA, acusado de furto, o doutor CLEMENTINO DE CASTRO, presidente do Tribunal, oficiou no governo, pondo-o à sua disposição a fim de aproveitá-lo no serviço da Marinha Nacional.
Há dias, devido a um desarranjo na respectiva usina, SOROCABA permaneceu toda a noite sem luz.
Devido a ter-se dado um caso de peste na Fortaleza de VILLEGAIGNON, foi a mesma sujeita hoje a rigorosa desinfecção bem como o hospital da marinha e o quartel do corpo de marinheiros nacionais.
Deram-se hoje dois casos de peste, um na Rua VISCONDE DE RIO BRANCO e o outro na Rua SENADOR EUSÉBIO.    
112 a. da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, fundada no dia 5 de outubro de 1903.
111 a. falece FRÉDÉRIC AUGUSTE BARTHOLDI, escultor francês, autor da célebre ESTÁTUA DA LIBERDADE, em 5 de outubro de 1904. Nasceu em 1834.
110 a. do registro, no diário dos irmãos americanos WILBUR e ORVILLE WRIGHT, de vôos com um aparelho mais pesado que o ar. Um deles teria durado 59 segundos e alçado 50 km/hora, no dia 5 de outubro de 1905. Assim, eles entraram para a História como os inventores do avião – desbancando o brasileiro ALBERTO SANTOS-DUMONT.
109 a. nasce CYRO DOS ANJOS, jornalista, professor, cronista, romancista, ensaísta e memorialista brasileiro, em 5 de outubro de 1906. Morre em 1994.
107 a. falece JOÃO BAPTISTA DE MELLO OLIVEIRA no dia 5 de outubro de 1908. Nasceu em RIO CLARO, em 6 de julho de 1845. Foi Vice–Presidente do Estado de SÃO PAULO em 1904/08.
107 a. Independência da BULGÁRIA, em 5 de outubro de 1908.
107 a. começou a ser vendido nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA o FORD T, primeiro modelo de automóvel produzido em grande número para todo o público, em 5 de outubro de 1908.
105 a. proclamada em LISBOA a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico em PORTUGAL, em 5 de outubro de 1910.
104 a. WASHINGTON LUÍS, Secretário da Justiça e da Segurança Pública, baixou uma portaria recomendando urgentes e enérgicas providências no sentido de não ser permitida a venda de bilhetes de loterias por menores de 8 a 10 anos de idade. (publicado em 5 de outubro de 1911).
102 a. primeira travessia aérea do Mediterrâneo, em 5 de outubro de 1913. ROLAND GARROS faz um vôo de FREJUS, na FRANÇA, a BIZERTA.
  97 a. falece ROLAND GARROS, jogador de tênis (cujo torneio de PARIS leva o seu nome) e pioneiro da aviação francesa, em 5 de outubro de 1918. Nasceu em 1888.
  93 a. nasce JOSÉ FROILÁN GONZÁLEZ, piloto de automóveis argentino, em 5 de outubro de 1922.
  93 a. falece FÚLVIO PENNACCHI, pintor ítalo-brasileiro, em 5 de outubro de 1922. Nasceu em 1905.
  87 a. nasce LINNEU DIAS, ator, cineasta, dramaturgo e escritor brasileiro, em 5 de outubro de 1928. Morre em 2002.
  86 a. nasce ROMEU BONINI em 5 de outubro de 1929. BIOGRAFIA: Comendador Romeu Bonini: Por Andréa Cristina Gazetta e Leandro Pires Garcia Nardini. Natural de Tapinas, nascido a 05 de outubro de 1929, a vida do Comendador Romeu Bonini é sinônimo de persistência e obstinação. Sua história se inicia por volta de 1880, quando a família Bonini - oriunda da província italiana de Mântova - chega ao Brasil por volta de 1880 e se instala em Dobrada, cidade próxima a Araraquara, no interior do estado paulista. Na época, o patriarca, Próspero Bonini, e seus familiares trabalhavam na lavoura de café. Ainda bem jovem, casa-se com Angela Semeghini e fixam residência no Distrito Pedrense de Tapinas na Fazenda Cachoeira. Dona Angela falece no parto do 11.º filho. Eis que Odoni Bonini, o filho mais velho deles, juntamente com sua esposa Letícia Citelli, assume a tutela dos irmãos mais novos. Da união de Odoni e Letícia, nascem Euclides, Angela, Ivone, Romeu, Darci e três outros irmãos falecidos durante a infância. Romeu Bonini passa a morar com sua tia Maria – esposa de José Nori - e desde muito jovem entrega leite de porta em porta para famílias itapolitanas, muitas delas abastadas. Forma-se em 1946, aos 16 anos, e se muda para São Paulo orientado pelo pai - um homem severo, porém de visão futurista - para continuar seus estudos à noite sem deixar de trabalhar durante o dia. Sob esse ideal foi o primeiro dos irmãos a terminar o ensino secundário. Na capital, exerce seu ofício de contador e posteriormente conhece e se casa com Wilma Pêra. Em 1953, seu cunhado Ildo Pêra, torna-se fabricante de equipamentos pesados - caldeiras, tanques e vasos de alta pressão - para a indústria petrolífera então emergente. A prática no setor industrial propicia ao jovem Romeu Bonini o interesse no conhecimento do setor alimentício, o qual resultou na posterior ideia da industrialização e do comércio de óleo comestível. Em Itápolis houve êxodo rural por conta da crise relacionada ao preço do café e também à visão individualista dos imigrantes italianos, convencidos de que a indústria traria prejuízos à mão-de-obra na lavoura. Entretanto, Odoni Bonini gostava muito de Itápolis e nunca sairia daqui. Obstinado, convida seu filho Romeu para fundar uma empresa no município. Nesse intuito, Ildo Pêra vinha aos finais de semana à cidade orientar a construção. Em 1964 nasce a Companhia Itapolitana de Óleos Vegetais S/A em sociedade de 50% com Décio Perrone Ribeiro. Posteriormente à fundação, seu irmão Euclides Bonini casa-se com Elza Vicentim e passa a fazer parte da sociedade com 20%. Os demais irmãos não deram crédito ao investimento. Em 1974 fundam a Triângulo Alimentos Ltda. que atualmente produz gorduras vegetais hidrogenadas e derivados. Nesse momento, Itápolis era o 3º maior município do Estado de São Paulo e mesmo assim Romeu teve que superar desafios como a falta de infraestrutura industrial na cidade. Importa mencionar que Dona Wilma, em todos esses anos, mostra-se uma grande companheira e mãe e sempre apoiava Romeu nas adversidades. Atualmente completam 50 anos de casamento. Hoje a empresa é capitaneada por Eduardo Bonini, filho de Euclides, ao lado de Romeu Bonini Júnior. Também é impossível separar a figura carismática de Romeu Bonini da Maçonaria, discreta entidade filosófica, filantrópica e progressista que fomenta os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade bem como a cultura em prol do desenvolvimento dos povos e do especial carinho para com as crianças. Foi iniciado em 1972 em São Paulo e em 1978 reabriu a Maçonaria em Itápolis. Em 1986 foi elevado ao grau máximo da instituição: o de Inspetor Geral (grau 33º). Somando-se as incontáveis e merecidas homenagens e comendas recebidas no transcorrer da vida, quer seja pelo histórico de empreendedor visionário, quer seja pelo eminente filantropo que é, aos 16 dias do mês de dezembro de 2010, em Brasília-DF, recebe do Conselho da Ordem do Congresso Nacional, a Medalha da Ordem do Congresso Nacional que conferiu a ele o Grau de Cavaleiro, como reconhecimento do Poder Legislativo do Brasil entregue pelo Grão-Mestre, Presidente do Congresso Nacional e ex-Presidente da República, senador José Sarney. Esta rara e exclusiva condecoração é direcionada apenas a pessoas dignas de reconhecimento especial por relevantes serviços prestados ao país. Todos os itapolitanos devem se sentir orgulhosos deste grande conterrâneo. ROMEU BONINI faleceu no dia 4 de agosto de 2011 em ITÁPOLIS, aos 81 anos.
  85 a. nasce d. LUCIANO MENDES DE ALMEIDA, no RIO DE JANEIRO, em 5 de outubro de 1930. Entrou para a COMPANHIA DE JESUS em 1947. Responsável pela PASTORAL DO MENOR, varava madrugadas socorrendo pobres nas ruas. “Chegou um dia a levar um mendigo pra dormir em sua cama, enquanto ele se deitava no chão”, revelou d. PAULO EVARISTO ARNS, em sua autobiografia (DA ESPERANÇA À UTOPIA, ao explicar porque d. LUCIANO costumava ressonar em reuniões.Era uma cena que se repetia manhã, tarde e noite no plenário, não importando quem fosse o orador. Enquanto os bispos falavam, ele dormia. Quando chegava a sua vez, pedia um minuto e, em seguida, descrevia com precisão o que cada um havia dito e tirava sua conclusão. Eleito presidente da CNBB em 1987, quando ainda era bispo auxiliar, d. LUCIANO chegou ao cargo após ter ocupado a secretaria geral da entidade por oito anos. Somados os quatro anos do segundo mandato na presidência (1991-1995), foram 16 anos na cúpula do episcopado brasileiro.
Irmão do professor CÂNDIDO ANTÔNIO MENDES DE ALMEIDA, reitor da Universidade CÂNDIDO MENDES, d. LUCIANO era homem afeito ao diálogo sem, no entanto, abrir mão da firmeza que as negociações exigiam. Foi contundente e firme, sobretudo na defesa dos direitos dos perseguidos, como, por exemplo, no caso de padres presos e torturados durante a ditadura.
Teólogo formado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de ROMA, onde também defendeu sua tese de doutorado em Filosofia, d. LUCIANO teve papel de destaque em comissões do VATICANO e em reuniões do episcopado latino-americano. Esperava-se que o presidente da CNBB fosse nomeado arcebispo de SALVADOR, e em seguida cardeal, quando o PAPA JOÃO PAULO II o mandou para MARIANA. Embora se tratasse de uma das dioceses mais antigas e mais tradicionais do BRASIL – foi a primeira de MINAS – essa designação foi atribuída a uma suposta falta de consideração do PAPA. D. LUCIANO discordou. “Estou em paz, feliz em obedecer e desejoso de servir”, reagiu, ao assumir a nova missão.
D. LUCIANO MENDES DE ALMEIDA, morreu no dia 27 de agosto de 2006, após longa luta contra um câncer no fígado. Estava com 75 anos e ficou internado no Hospital das Clínicas desde o dia 17 de julho de 2006. Seu médico particular, DALTON CHAMONE, hematologista do HC, disse que d. LUCIANO sofria da síndrome hepatorrenal, que se manifesta quando o fígado entra em falência e, conseqüentemente, os rins param de funcionar. A síndrome é causada pelo câncer no fígado.
  85 a. nasce REINHARD SELTEN, economista alemão, em 5 de outubro de 1930.
  85 a. nasce PAVEL POPOVICH, cosmonauta, em 5 de outubro de 1930.  
  84 a. nasce o Cel. Ref. DOMINGOS CARDAMONNE em 5 de outubro de 1931. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA no dia 1º de março de 1952. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1954. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1956; 1º TENENTE – 14 de dezembro de 1960; CAPITÃO – 24 de maio de 1964; Major – 15 de dezembro de 1969; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1975.
  83 a. do Boletim n. 71, de 5 de outubro de 1932:
Camaradas! Chegou o momento de separar-me de vós. Não é preciso que eu elogie os vossos feitos. Tendes todos sabido honrar e cumprir o vosso dever! Destes tudo o que podíeis dar, inclusive o vosso esforço sobrehumano, em favor da causa que abraçastes. O vosso denodo, o vosso valor e os vossos feitos são páginas fulgurantes de civismo, patriotismo e desprendimento pela vida. E ficarão gravados na história de nossa estremecida Pátria. Terminada está a nossa missão nesta fase de nossa vida. Voltem, pois, aos vossos lares, cabeça erguida e olhar para o alto. Não fostes vencidos!
Abraçando-vos, comovido me despeço de vós.
Grimualdo Teixeira Favilla
Coronel-Comandante
  81 a. estabelecimento da Comuna das Astúrias, em 5 de outubro de 1934.
  80 a. nasce o ator TARCÍSIO MEIRA no dia 5 de outubro de 1935. Em 1957, aos 22 anos, estreava no teatro com a peça “A HORA MARCADA”. Em 1959, fez sua estréia na TV, no elenco de um teleteatro. Também brilhava na peça “O SOLDADO TANAKA”, a convite de SÉRGIO CARDOSO. Em 1961, trabalhava na rádio-novela “UM PIRES AMARGO”, na rádio TUPI, onde conheceu GLÓRIA MENEZES. Em 1962, três anos depois de estrear na TV, TARCÍSIO MEIRA se casa, mas não no papel, com GLÓRIA MENEZES, união que dura até hoje. Neste mesmo ano, interpreta o imperador romano MARCO ANTÔNIO na novela da EXCELSIOR, “CLEÓPATRA”. Em 1963, estreava a primeira novela da TV brasileira “2-5499 OCUPADO”, também na EXCELSIOR, em que contracenava com GLÓRIA no papel de LARRY. Neste ano, faria seu primeiro filme “CASINHA PEQUENINA”. Em 1964, nascia TARCÍSIO FILHO, em 22 de agosto, que mais tarde seguiria a carreira do pai. Neste mesmo ano, o ator brilhava como MIGUEL na novela “AMBIÇÃO”, primeira novela escrita por um autor brasileiro. Em 1965, na TV EXCELSIOR, estreava outro grande sucesso de IVANI RIBEIRO, “A DEUSA VENCIDA”, em que o ator vivia EDMUNDO e contracenava com a mulher e, também, com a estreante REGINA DUARTE. Em 1966, fez o personagem DANILO, em “ALMAS DE PEDRA”, EXCELSIOR. Em 1968, estreava na rede GLOBO em “A GATA DE VISON”, como BOB FERGUSON. No mesmo ano, fez sua primeira novela com JANETE CLAIR, uma adaptação do romance “SANGUE E AREIA”, como JUAN GALHARDO. Em 1969, em “ROSA REBELDE”, outra das tradicionais dobradinhas com GLÓRIA MENEZES, o ator vivia o papel duplo de SANDRO/FERNANDO DE ARAGÃO. Também fez o filme “A MÁSCARA DA TRAIÇÃO”. Em 1971, em “O HOMEM QUE DEVE MORRER”, de JANETE CLAIR, o ator vivia o médico CIRO VALDEZ, que transplantava o coração de um negro em OTTO, um homem preconceituoso. Em 1972, no filme “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”, deu vida ao imperador dom PEDRO I. Neste trabalho, contracenou com TARCÍSIO FILHO, que estreava na carreira artística, aos 8 anos. 1973: em “O SEMI-DEUS”, outro sucesso de JANETE CLAIR, viveu dois papéis: HUGO LEONARDO e RAUL. No mesmo ano, viveria RODRIGO, em “CAVALO DE AÇO”. Nesta novela, quando ele e GLÓRIA MENEZES gravavam uma cena em um barco, que alagou e afundou, o diretor WÁLTER AVANCINI, fascinado com a cena, não parou de filmar. Só chamou os bombeiros quando o casal estava quase se afogando. Em 1974, viveu VALDO em “O MARGINAL”. 1975: na trama de LAURO CÉSAR MUNIZ “ESCALADA”, o ator interpretou ANTÔNIO DIAS, que vive um triângulo amoroso com SUZANA VIEIRA e RENÉE DE VIELMOND. Em 1976, participou da sátira de DIAS GOMES, “SARAMANDAIA”, no papel de dom PEDRO I, que já havia interpretado no cinema. 1977: em “ESPELHO MÁGICO”, como CIRO, viveu os bastidores do mundo artístico e contracenou com GLÓRIA MENEZES, SÔNIA BRAGA, YONÁ MAGALHÃES, TONY RAMOS e LIMA DUARTE. 1978: TARCÍSIO e GLÓRIA oficializaram sua união, que já durava 14 anos e havia gerado TARCÍSIO FILHO, já com 13 anos.1979: em “OS GIGANTES”, disputava o amor de DINA SFAT com FRANCISCO CUOCO. No mesmo ano, fez o filme “O CAÇADOR DE ESMERALDAS”. 1980: fez outro mocinho de JANETE CLAIR em “CORAÇÃO ALADO”, JUCA PITANGA. Em 1981, o ator posava com a mulher e o filho, que não por acaso, recebeu o nome do pai. Neste mesmo ano, atuou na problemática “BRILHANTE”, de GILBERTO BRAGA, e fez o filme “O BEIJO NO ASFALTO”, clássico da obra de NELSON RODRIGUES em que interpretava APRÍGIO, o sogro homossexual enrustido do protagonista ARANDIR. Também fez outro filme: “EU TE AMO”. Em 1982, contracenava com XUXA e VERA FISCHER, no polêmico “AMOR, ESTRANHO AMOR”, filme em que a apresentadora aparecia em uma cena erótica com um garoto. Em 1983, “GUERRA DOS SEXOS”, na clássica comédia de SÍLVIO DE ABREU, TARCÍSIO e GLÓRIA contracenaram mais uma vez. Ele vivia o machista FELIPE DE ALCÂNTARA PEREIRA BARRETO que vivia às turras com a feminista ROBERTA LEONE (GLÓRIA MENEZES). Também fez o filme “O CANGACEIRO TRAPALHÃO”, com OS TRAPALHÕES. Em 1984, fez outro trabalho baseado em NELSON RODRIGUES: a minissérie “MEU DESTINO É PECAR”. Em 1985, participou da minissérie “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”, baseada na obra de GUIMARÃES ROSA. Também fez uma ponta em “ROQUE SANTEIRO” e, ainda, viveu um de seus grandes papéis em “O TEMPO E O VENTO”, épico de ÉRICO VERÍSSIMO: o capitão RODRIGO CAMBARÁ. Em 1986, fez seu primeiro mau-caráter, RENATO VILLAR em “RODA DE FOGO”. Em 1987, interpretou MARCELO em “EU”. Em 1988, com GLÓRIA MENEZES, fez o sitcom “TARCÍSIO&GLÓRIA”, como BRUNO LAZZARINI. Em 1989, TARCÍSIO apareceu no último capítulo da novela “TIETA”, para se encontrar com a sonhadora ELISA (TÁSSIA CAMARGO), a irmã de TIETA que tinha um pôster do ator no quarto. Em 1990, na comédia “ARAPONGA”, de DIAS GOMES, veiculada no extinto horário das 22 horas, viveu um detetive particular atrapalhado e mimado pela mãe. Neste mesmo ano, fez “DESEJO”, minissérie de GLÓRIA PEREZ, em que o ator interpretava o personagem histórico EUCLIDES DA CUNHA. Também fez o filme “BOCA DE OURO”. Em 1992, em “DE CORPO E ALMA”, viveu o juiz DIOGO SANTOS VARELA, um homem que se apaixonava por PALOMA (CRISTIANA OLIVEIRA), a mulher em cujo peito fora transplantado o coração de BETINA (BRUNA LOMBARDI), seu grande amor. Em 1993, fez uma pequena participação em “FERA FERIDA”, de AGUINALDO SILVA, como FELICIANO MOTA DA COSTA, pai da protagonista. Em 1994, outro vilão odioso, RAUL PELEGRINI, desta vez criado por GILBERTO BRAGA em “PÁTRIA MINHA”. Em certa cena, RAUL chamava seu motorista KENNEDY de negro. Isto gerou grande discussão sobre racismo no país. Em 1996, participou da primeira fase de “O REI DO GADO”, como GIUSEPE BERDINAZI. Em 1998, outra pequena participação em “HILDA FURACÃO”, minissérie que transformou ANA PAULA ARÓSIO em estrela. Naquele ano, protagonizaria “TORRE DE BABEL”, de SÍLVIO DE ABREU, junto com GLÓRIA MENEZES e TONY RAMOS. Em 2000, na minissérie “A MURALHA”, que contava a história da formação do BRASIL, TARCÍSIO MEIRA viveu dom JERÔNIMO TAVEIRA, um vilão do qual até o ator confessou sentir medo. Em 2001, protagonizou outra comédia das sete horas em “UM ANJO CAIU DO CÉU”, como o fotógrafo moderninho que tinha um anjo da guarda. Em 2002, em “O BEIJO DO VAMPIRO”, o ator embarcava na comédia adolescentes “vivendo” o vampiro BÓRIS VLADESCU. Em 2004, em “SENHORA DO DESTINO”, fez uma curta participação como JOSÉ CARLOS TEDESCO, marido de NAZARÉ e sua primeira vítima. Na minissérie “UM SÓ CORAÇÃO”, viveu outro monstro, o CORONEL TOTONHO SOUSA BORBA. Em 2005, participou dos primeiros capítulos de “BANG BANG”, como o xerife JOHN Mc GOULD. Em 2006 apareceu na novela “PÁGINAS DA VIDA”. WALMOR CHAGAS disse que “TARCÍSIO MEIRA é o ator símbolo da TV brasileira. Quem vira símbolo é emblema sempre, é modelo, é exemplo. O TARCÍSIO é isso: talento, beleza e trabalho”. Em 2007, interpreta HERMÓGENES em “DUAS CARAS”, novela da GLOBO.                                     
  79 a. do animador de televisão MOACYR FRANCO. Nasceu em 5 de outubro de 1936.
  73 a. da instituição do CRUZEIRO como unidade monetária, em 5 de outubro de 1942. Os réis são substituídos pelo cruzeiro como padrão monetário no BRASIL.
  72 a. tropas alemãs abandonam a CÓRSEGA, em 5 de outubro de 1943.
  72 a. aprovada a lei que substitui o peso paraguaio pelo guarani, em 5 de outubro de 1943.
  72 a. nasce STEVE MILLER, músico e guitarrista de blues e rock, em 5 de outubro de 1943.
  69 a. do pouso da “FORTALEZA VOADORA B-29”, que decolara de HONOLULU, sobrevoando a 5 de outubro de 1946, a distância de 15.975 quilômetros, em vôo sem escala, através do PÓLO NORTE.
  68 a. nasce BRIAN JOHNSON, vocalista do AC/DC, em 5 de outubro de 1947.
  64 a. nasce BOB GELDOF, cantor, compositor e humanista irlandês, em 5 de outubro de 1951.
  64 a. nasce KAREN ALLEN, atriz estadunidense, em 5 de outubro de 1951.
  63 a. nasce CLIVE BARKER, escritor, diretor de cinema e artista visual em 5 de outubro de 1952.
  63 a. nasce VANDERLEI LUXEMBURGO, técnico de futebol brasileiro em 5 de outubro de 1952.
  61 a. da assinatura de um acordo entre IUGOSLÁVIA e ITÁLIA sobre o território livre de TRIESTE, em 5 de outubro de 1954, depois de quase nove anos de disputa. 
  58 a. do lançamento do primeiro satélite artificial da TERRA, pela RÚSSIA, o SPUTNIK, no dia 5 de outubro de 1957.
  55 a. da eleição de JÂNIO QUADROS como presidente da REPÚBLICA DO BRASIL com 48% dos votos, em 5 de outubro de 1960. HENRIQUE DUFLES TEIXEIRA LOTT recebeu 32 % e ADEMAR DE BARROS ficou com apenas 20%.   
  55 a. nasce ANTÔNIO DE OLIVEIRA FILHO, o “CARECA” em 5 de outubro de 1960. Foi revelado pelo técnico CARLOS ALBERTO SILVA, em 1978, no GUARANI. Tinha 17 anos. Sabia como poucos fazer gols. Naquele mesmo ano, em 27 partidas disputadas, marcou 13 gols. Tornou-se artilheiro do GUARANI ao lado de ZENON. No segundo jogo da final do BRASILEIRO contra o PALMEIRAS, em 1978, CARECA marcou o gol da vitória (1 a 0) e decretou a conquista do primeiro e único título nacional do BUGRE. Sagrou-se campeão brasileiro num time que tinha, além dele, CAPITÃO e BOZO como destaques. Em 1983, o SÃO PAULO o comprou para torná-lo famoso. No dia 30 de janeiro de 1983, no MORUMBI, quanto o TRICOLOR bateu o AMÉRICA de NATAL por 4 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, o grande atacante marcou o terceiro gol. O atacante fez a alegria do torcedor tricolor até 1987. Em 1986, tornou-se artilheiro da equipe no CAMPEONATO BRASILEIRO, com 25 gols. Disputou as COPAS de 1986 e 1990. Em 1982, seria titular da equipe comandada por TELÊ SANTANA, mas se machucou às vésperas do torneio. Em 1987, ganhou o mundo. Dirigentes do NÁPOLI, que já tinha MARADONA, vieram ao BRASIL para buscá-lo. Fez ao lado de DIEGO um dos melhores ataques do clube em toda a sua história. Atuou ainda no JAPÃO, pelo KASHIWA REYSOL, e SANTOS. Depois, foi jogar no SÃO JOSÉ, do RIO GRANDE DO SUL.
  53 a. do CONJUNTO MUSICAL "THE BEATLES". O Grupo lançou em 5 de outubro de 1962 a música “LOVE ME DO”.
  52 a. das anotações feitas em 5 de outubro de 1963 (sábado). ANO 14º - MÊS 3º - DIA 88º - 5 ANOS E 123 DIAS NA FORÇA PÚBLICA – 29º DIA COMO ASPIRANTE – 16º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
A revista no BG é às 7 horas. Viajo no ônibus VILA AURORA, chegando com o 2º TENENTE MOACIR DE SIQUEIRA no quartel. Pela manhã o Comandante VILLELA reúne seus oficiais para discutir a nova reestruturação da Segurança Pública, onde a FORÇA PÚBLICA tem grande interesse e uma Comissão formada para apresentar um esquema novo, que irá criar coisas importantíssimas para o futuro da corporação. Os comandantes OLAVO, SALGADO, EMERY, AMBROGI e JAIME DOS SANTOS são os componentes dessa comissão. Na nossa reunião acatamos a opinião do CORONEL OLAVO.
Em seguida, os aspirantes foram assistir a uma reunião do Conselho Administrativo da Unidade, que foi realizada na FIF (FORMAÇÃO DE INTENDÊNCIA E FUNDOS). Ali o TENENTE FLÁVIO VAZ, tesoureiro, faz a prestação de contas do mês de setembro.
Mais uma vez almoçaríamos na Subsistência. O ASPIRANTE ARLINDO DE MOURA, do Regimento 9 de Julho, esteve conosco, bem como os aspirantes DALMIRO e PAZELLI, do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”.
Vou jantar com o ASPIRANTE BORINI SOARES e, ao retornar ao quartel, o MAJOR ALOÍSIO BORGES dispensa-me provavelmente porque amanhã irei entrar de serviço como Comandante da Prontidão, devendo estar no quartel às 10 horas, tendo em vista que o ASPIRANTE BORINI SOARES, atual comandante da Prontidão, deverá partir às 12 horas para o IBIRAPUERA, onde irá comandar um Pelotão de Policiamento nas eleições que se realizarão no interior do Estado em 6 e 13 do corrente e na Capital em 20 do corrente.
Chego em meu lar antes das 20 horas. Minha esposa já está impaciente com essa situação desagradável, pois o ritmo de vida foi truncado com a Prontidão. MARIZETE está um tanto adoentada e brinco com as crianças que também sentem a falta do pai no lar.
Com minha mulher assisto alguns programas de televisão, tais como: PERRY MASON (canal 5) – ASTROS DO DISCO (canal 7) – A MARCA DO ZORRO (canal 4).  
  51 a. das anotações realizadas em 5 de outubro de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 88º - 6 anos e 123 dias na FORÇA PÚBLICA - 135 dias como 2º TENENTE - 2 anos e 15 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
(Faço um apanhado do que aconteceu comigo entre os dias 5 a 9 de outubro de 1964)
A semana começou relativamente calma quanto ao serviço de Secretaria. Temos confeccionado poucos ofícios, muito embora já tenhamos atingido a classe de 2200.
O SOLDADO ANTONIO ROBERTO DE CAMPOS, após deixar a secretaria, tem-se danado todo na 2ª Companhia. Não aproveitou as chances que lhe demos na secretaria e já entrou no mau comportamento, tendo sido punidos por três faltas nesta semana. A situação do CAMPOS chegou ao ponto extremo do CAPITÃO EDUARDO SOPHIA ter pedido sua exclusão.
Outro camarada que se perdeu todo com sua maneira de encarar a boa situação que gozava na repartição foi o SOLDADO JOÃO GUEDES FILHO. Já o apresentamos à 2ª Companhia e ele tem entrado na prontidão no regime de 24 por 24 horas.
Com essa limpeza, os auxiliares da secretaria têm colaborado bastante com o serviço, fazendo com que o aspecto da repartição seja de serviço.
Nesta semana de trabalhos o COMANDANTE NÓBREGA andou acertando sua situação para passar para a reserva, mas até o dia 9 nada tinha dado no Diário Oficial.
Como novidades no quadro de oficiais da Unidade temos a transferência do ASPIRANTE A OFICIAL HENRIQUE TRAJANO para o Corpo de Policiamento Florestal. Apresentou-se de suas férias o 2º TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA, assumindo a FIF do Batalhão. Em consequência, o ASPIRANTE RICCIARDELLI está em disponibilidade e, na semana vindoura, deverá ser apresentado ao seu novo Batalhão, o 10º, em SANTO ANDRÉ.
Com a propalada visita do GENERALÍSSIMO DE GAULLE, presidente da FRANÇA, marcada para a semana que vem, o BG anda entusiasmado. Parece que a nossa Unidade irá formar por ocasião de sua visita a SÃO PAULO. Recebemos ordens a respeito, mas, ultimamente, parece que existe uma possibilidade de ser o BG substituído pela ESCOLA DE OFICIAIS.
Na sexta-feira, dia 9, tivemos algumas novidades. Foi uma data diferente porque o Ato Institucional termina às 24 horas e os quartéis entram de Prontidão, esperando-se que alguma coisa aconteça.
O BG recebeu ordens de entrar de Prontidão às 20 horas. Por causa disso deixei os meus afazeres da tarde e rumei para meu lar, onde passei sossegadamente o tempo até às 19 horas.
No horário previsto, oficiais e praças begeinos formaram-se e, até às 22 horas permanecemos aguardando ordens.
Mais tarde, o Quartel General mandou permanecer duas companhias de Prontidão e, nessas condições, a Companhia de Comando foi dispensada para retornar às 8 horas de amanhã, sábado.
Chego em meu lar às 22:40 horas.  
 50 a. dos apontamentos realizados em 5 de outubro de 1965 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 3º - DIA 88º - 7 anos e 123 dias na FORÇA PÚBLICA - 500 dias como 2º TENENTE - 3 anos e 15 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Às 5 horas toca a alvorada. O BATALHÃO DE GUARDAS acorda e seus componentes, em peso, preparam-se para o exercício em conjunto, que teremos como missão neste 5 de outubro, isto é, tomar o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES.
São 7 horas quando entramos em forma. MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA comanda o dispositivo, sendo que o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS é o comandante das três Companhias de Guerra. O CAPITÃO JOSÉ SANCHES FÉLIX e os 1ºs TENENTES PLINIO VAZ e OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE comandam as subunidades. Eu sou o comandante do terceiro pelotão da 2ª Companhia.
Em viaturas deslocamo-nos para as circunviinhanças do Palácio Dos Bandeirantes, no MORUMBI.
A cada Companhia foi dado um setor de ataque e à 2ª Companhia coube um descampado de extensa largura. Meu pelotão é disposto no terreno de maneira que ninguém do Palácio pudesse nos enxergar e assim esperamos o início do exercício. A um sinal pré-convencionado dá-se a apresentação da tropa. O Regimento "9 de Julho" e o 16º BP são os Batalhões que nos acompannham na "TOMADA DO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES".
Solta-se um foguete vermelho e as tropas fecham o cerco. Meu pelotão tem de descer barreiras e atravessar um charco. Os homens fazem isso com denodo e vivendo a situação. Os Grupos de Combate são comandados pelos SARGENTOS VANDER, VALÉRIO e MULLER.
Quando estamos quase atacando o Batalhão, eis que temos ordem de encerrar a refrega.
Dirigimo-nos enquadrados ao PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. Ali o Exmº Senhor Governador do Estado, ADEMAR DE BARROS, cumprimenta-nos pelo esforço dispendido no treinamento encenado.
Por certas falhas inerentes ao Batalhão, pois falta planejamento em muitos casos, somos obrigados a deslocar até perto do Edifício RADIANTES (Rádio TV BANDEIRANTES) a fim de embarcarmos.
São quase 12 horas quando retornamos ao BG. Agora a tropa vai almoçar, sendo que a Prontidão permanece inalterada.
À tarde, depois de muita discussão, fica acertado que duas companhias serão dispensadas às 15 horas e uma outra será dispensada às 21 horas. Como devo efetuar o pagamento, sairei do BG à noite, indo dormir em casa.
Separo o dinheiro de acordo com os numerários das folhas de pagamento das companhias e os comandantes das subunidades recebem para, em seguida, iniciarem o pagamento da tropa. Por minha vez, efetuo os pagamentos dos oficiais, tudo transcorrendo de maneira agradável, sem agitação, calmamente.
Às 21:30 horas deixo o BG depois de permanecer no quartel durante nada menos de 44 horas.
Em casa, sou recebido como um "herói" que volta da guerra e o carinho de minha mulher serve para restabelecer todas as minhas forças. MARIA quer saber de detalhes de tudo que ocorreu durante esses dias e assim vamos deitar já tarde da noite.     
 49 a. fundação da Universidade Estadual de CAMPINAS, em 5 de outubro de 1966.
  47 a. da inauguração de duas piscinas na ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O COMANDANTE GERAL, CORONEL EB ANTÔNIO FERREIRA MARQUES presidiu a solenidade. Presentes: CORONEL VILELA, (CHEFE DO EM); CORONEL SCHEFFER (INSPETOR ADMINISTRATIVO); TENENTE-CORONEL EURICO COLLA (CHEFE DO GABINETE DO COMANDO); CORONEL GOUVÊA FRANCO (DEPUTADO ESTADUAL); MAJOR EB JOÃO LUÍS BARCELOS LESSA (COMANDANTE DA GUARDA CIVIL) e diversos comandantes de unidades da FORÇA PÚBLICA. Compareceu também o cidadão CARLOS TOBIAS DE AGUIAR, bisneto do BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR, fundador da FORÇA PÚBLICA.
  44 a. de minhas anotações em 5 de outubro de 1971: “Encerrada está minha missão na Auditoria Militar. Ontem, no 31º BPM deu-se minha apresentação, mas o CORONEL ROSA ficou de estudar um remanejamento de capitães. Hoje já saberei o que irei fazer em minha Unidade. O SUB-TENENTE ALCIDES JUSTINO MENDES visita-me nesta manhã. Vou ao BANCO MERCANTIL e, às 11 horas, estou conversando com o Sr ROBERTO MONTOGNANI. Em seguida, estou a caminho do Batalhão. O CORONEL JOSÉ DUARTE ROSA diz-me que serei o novo AJUDANTE da Unidade, bem como Comandante da Companhia de Comando e Serviços. O CAPITÃO ADERBAL, atual AJUDANTE, irá comandar a Primeira Companhia de Policiamentos Diversos. Algo deve ter ocorrido entre ele e o CORONEL ROSA. Isso obriga o Comandante a fazer essa mudança. Parece que o CAPITÃO ADERBAL já se indispusera, anteriormente, com o MAJOR DARIO RIBEIRO. No entanto, não posso já assumir as funções porque tenho de ir à ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR, a fim de assistir a uma palestra do Presidente da Federação do Centro de Comércio de SÃO PAULO. Na APM, comandada pelo TENENTE-CORONEL UBIRAJARA SPÍNOLA BRAVO, encontro muitos capitães que estão fazendo o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais: GUNTHER, REIZO NISHI, CORDEIRO, DUTRA, CARINO e outros. A palestra do doutor JOSÉ PAPA JÚNIOR, expondo problemas atuais do nosso comércio, explicando o que ver a ser a Federação do Comércio, o SESC, o SENAC, agrada muitíssimo e, o que é mais importante ainda, ensina muita coisa. Regresso ao 31º BPM às 17:30 horas. Ajudo o CAPITÃO AMADO na confecção de uma informação, lá no P3. O CAPITÃO ADERBAL não me passa hoje as funções e, bem depois das 19 horas, deixo o Batalhão, na companhia do CAPITÃO AMADO. O volks 22-154, do P3, traz-me até em GUARULHOS, no PINHAL”.
  41 a. do término da primeira volta ao redor do mundo feita a pé pelo americano DAVID KUNST, em 5 de outubro de 1974 ele gastou 21 pares de sapatos e demorou quatro anos para completá-la.
  40 a. nasce KATE WINSLET, atriz britânica, em 5 de outubro de 1975.
  40 a. nasce PARMINDER NAGRA, atriz britânica em 5 de outubro de 1975.       
  38 a. nasce a atriz inglesa KATE WINSLET em 5 de outubro de 1978.
  36 a. das seguintes anotações em 5 de outubro de 1979: Meu filho MÁRIO está dormindo no CPChq e o Comandante RIGONATTO chama-lhe a atenção por causa do horário. Isso é algo altamente louvável, já que o menino não me atende. Acaba a novela do PROCESSO 5121. O juiz de Direito da 2ª Vara ROBERTO MENDES DE FREITAS expediu o ofício 556/79, datado de 3 de outubro de 1979. É feito um ofício ao DP/5 nº CPChq-1672/1. Levo-o em mãos do TENENTE PM PALUMBO e uma cópia ao TENENTE PM GERMANO, no Centro de Finanças, Dentro de mais 1 ou 2 meses teremos a normalização da ação de alimentos. Fazemos a justificativa para a aquisição do Carro de Choque fabricado pela CIMASA. Por volta das 14 horas temos uma reunião de oficiais no Gabinete do Comando. O CAPITÃO PM JOSÉ AMÉRICO encaminha-me xerox da documentação do Carro de Choque. Ficamos sabendo que ANITA LEOCÁDIA, filha de LUÍS CARLOS PRESTES, com 43 anos, chega ao BRASIL. Diz ela que seu pai chegará no dia 20 de outubro. Regressaram também: WLADIMIR PALMEIRA, CARLOS WEINER, JOSÉ ROLLEMBERG. É anunciada oficialmente a inflação de setembro: 7,7%. As cadernetas de poupança vão render menos. O PAPA JOAO PAULO PENNA TRINDADE passou o dia em CHICAGO. Leio SAGARANA, de JOÃO GUIMARÃES ROSA. 
  35 a. atriz DORINHA DURVAL, que interpretou uma das irmãs CAJAZEIRAS na novela O BEM AMADO, mata o marido com três tiros, em 5 de outubro de 1980.
  31 a. logo após a enchente que devastou a cidade em 1983, acontece a primeira edição da OKTOBERFEST, de BLUMENAU. Durante dez dias, participam cerca de 100 mil pessoas, o equivalente a mais de metade da população da cidade. O consumo de chope é de quase 1 litro por pessoa. Hoje, a OKTOBERFEST é conhecida como a segunda maior festa alemã do mundo, atrás somente do evento de MUNIQUE. Diz ÉLIO BRAUN, empresário de BLUMENAU: “A festa era para recuperar a autoestima do blumenauense pro causa das enchentes. Houve desfile de bandas e pessoas com roupas típicas alemãs. Foi maravilhoso. Era uma festa de família, em que toda a cidade participava. Mas, com o tempo, foi crescendo e se descaracterizando.”
  31 a. falece o GENERAL JAIME PORTELA, em 5 de outubro de 1984.
  28 a. das anotações feitas em 5 de outubro de 1987: começamos hoje a 21ª semana de atividades no CSP/87. Tomamos conhecimento da nota de Verificação final de DOUTRINAS DE SEGURANÇA. Fico com 8,10 (6,8% em Segurança Nacional e 9,4 em Movimentos Revolucionários. CORONEL PM ALAOR BRANDÃO dá as 19ª e 20ª aulas de ATIVIDADES. Começam as exposições dos cinco grupos para avaliação corrente. Os TENENTES-CORONÉIS PM CRUZ e GONZALEZ fazem a primeira exposição. Trata-se do Capitulo I – Prognósticos do Projeto Rádiopatrulhamento Padrão. CORONEL PM FELICIANO fala sobre “A Preocupação Com a Opinião Pública é parte integrante na Ação Policial.” Enquanto estou nas aulas o PM BATISTA via levar dona ESMERALDA, LUCINDA e PAULO CÉSAR até o Hospital CRUZ AZUL. Não tenho tempo suficiente para fazer isso.  Esta tarde é usada para pesquisas. Vou ao 13º BPMM onde converso com o TENENTE-CORONEL PM SCHIAVETTI e MAJOR PM CLÉBER sobre o trabalho de Logística de um Batalhão de Radiopatrulhamento. O SARGENTO PM MARTORELLI irá fazer o levantamento de tudo que há a respetio no P4 da Unidade. Na Diretoria de Finanças converso com o CORONEL PM CLAUDOVINO DE SOUZA sobre Orçamento Estratégico. Na Alfaiataria BRASIL mando confeccionar uma calça da farda para a viagem de estudos. Passo também no BANESPA para tratar de assuntos referentes ao Cheque Especial. Acabou também o problema relacionado com a família de ANTÔNIO PAIXÃO. Seu sobrinho LUIZ viajará para a BAHIA com esposa e filhos na próxima quarta-feira, dia 7. MIRAGENS iraquianos atacaram quatro petroleiros ancorados no terminal iraniano de exportação petrolífera da ILHA DE LARAK, Sul do GOLFO PÉRSICO. BRASIL pede ajuda para as vítimas da radiação. Quarto países – EUA, URSS, ARGENTINA e ALEMANHA FEDERAL já se comprometeram a enviar especialistas em medicina nuclear. 
  27 a. da nova CONSTITUIÇÃO FEDERAL, promulgada em 5 de outubro de 1988, em BRASÍLIA. “TEMOS ÓDIO À DITADURA. ÓDIO E NOJO”, foi o que disse ULYSSES GUIMARÃES, presidente da Câmara, ao promulgar a nova Constituição. A CARTA descentralizou o poder e criou o direito de voto aos 16 anos. Os territórios do AMAPÁ e RORAIMA são elevados a categoria de Estado. O Estado de TOCANTINS é criado com o desmembramento do norte de GOIÁS. Nessa sessão histórica, o então presidente da República, JOSÉ SARNEY, prestou juramento à Constituição recém-promulgada. “Prometo manter, defender, cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a União, a integridade e a independência do BRASIL.” O senador JOSÉ AGRIPINO diz: “Era membro da Assembléia Nacional Constituinte e participei das votações para a elaboração da nova Constituição. O que mais me lembro da solenidade da promulgação é a emoção de ULYSSES GUIMARÃES. Aquela não foi a Constituição perfeita. Mas foi o melhor que podia ser feito naquele momento.”
  27 a. GENERAL AUGUSTO PINOCHET é derrotado em plebiscito no CHILE, em 5 de outubro de 1988. Ele estava no poder desde 1973. 
  26 a. da promulgação da nova CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, no dia 5 de outubro de 1989.
  26 a. TENZIN GYATSO, 14º DALAI LAMA, ganha o Prêmio NOBEL DA PAZ pela luta contra a CHINA na independência do TIBET, em 5 de outubro de 1989.
  25 a. do recebimento da MEDALHA “BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR”, em 5 de outubro de 1990.
  24 a. da nossa afilhada PATRÍCIA, filha do Sr JOSÉ BOARETTO e Dona MARIA. Nasceu em 5 de outubro de 1991.
  24 a. falece o compositor carioca VALDEMAR DE ABREU, DUNGA. médico ginecologista, deputado estadual ÉDSON  QUEIROZ, em PERNAMBUCO, conhecido médium que recebia o Dr. FRITZ. Foi esfaqueado. Em 5 de outubro de 1991.
  24 a. da queda de um avião de transporte HÉRCULES, em JACARTA, na INDONÉSIA, com 133 vítimas fatais, em 5 de outubro de 1991.
  24 a. LINUS TORVALDS anuncia a primeira versão oficial do Sistema Operacional LINUX, em 5 de outubro de 1991.
  23 a. do afastamento de todos os comandantes policiais–militares que participaram da invasão da CASA DE DETENÇÃO: CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, CORONEL PM WILTON BRANDÃO PARREIRA, TENENTES–CORONÉIS PM ANTÔNIO CHIARI, ÉDSON FARORO e LUIZ NAKAHARADA e CAPITÃO PM WANDERLEY MASCARENHAS (do GATE). Também foi afastado o diretor da Prisão JOSÉ ISMAEL PEDROSA. Em 5 de outubro de 1992.  
  22 a. da posse do Coronel PÉRICLES CARAMASCHI no COMANDO do CPAM-4. Depois comandaria o CPI e foi ser assessor Pol Mil na Assembléia Legislativa, até passar para a reserva. Em 5 de outubro de 1993.
  21 a. do crime de GUSTAVO PISSARDO que assassinou seus avós, seus    pais e sua irmã de 18 anos, em 5 de outubro de 1994.
  21 a. da divulgação da vitória de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO em 53 dos 65 países com eleitores brasileiros, em 5 de outubro de 1994. Ele obteve a média de 63,6% da preferência dos eleitores. O candidato LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi o mais votado em 12 países, alcançando a média de 52%. Somente em cinco países onde CARDOSO foi mais votado haveria um hipotético segundo turno. FHC recebeu 66,2% dos votos em 21 países da AMÉRICA LATINA. Apenas na NICARAGUA o candidato tucano ficou em segundo lugar.
  21 a. ESTADOS UNIDOS proíbem as comunicações telefônicas diretas com CUBA, em 5 de outubro de 1994.
  21 a. Quarenta e oito integrantes da seita religiosa ORDEM DA LUZ SOLAR são encontrados mortos na SUÍÇA, em 5 de outubro de 1994.
  20 a. falece o CORONEL PM Ref JOSÉ DA CUNHA CALDEIRA JÚNIOR, em 5 de outubro de 1995.
  20 a. PAPA JOÃO PAULO II pede novamente em Assembléia Geral na ONU, que a organização converta-se no “centro de moral” do mundo. Em 5 de outubro de 1995.
  20 a. PRÊMIO NOBEL DA LITERATURA recebido pelo poeta irlandês, SEAMUS HEANEY recebe o Prêmio NOBEL DE LITERATURA, em 5 de outubro de 1995.
  19 a. falece o "PAI" DOS SUPERCOMPUTADORES, SEYMOR CRAY, em 5 de outubro de 1996.
  18 a. das seguintes anotações feitas em 5 de outubro de 1997: neste domingo, com temperatura de 30 graus, vou sozinho para POÁ. LUCINDA é obrigada a fazer tudo em casa porque a MARLENE está com um dos pulsos (o direito) inchado. Na Avenida 26 de Março não posso mais colocar o meu carro na frente do portão da casa de minha mãe. Esse lado é proibido estacionar. Estão fazendo novas calçadas para instituição da zona azul. Minha mãe está ocupada com o almoço. Parece bem disposta para os seus quase 89 anos. O MÁRIO, meu filho, surge lá pelas 13:15 horas. Tinha problemas com sua moto, que está sem freios. Anda com ela assim mesmo. Não vejo minha filha MARIZETE, meu genro ADALVO e meu neto FELIPE. Almoçamos tarde. Minha mãe recebe a visita de sua amiga LILICA.
Assistimos trechos da missa do PAPA JOÃO PAULO II no ATERRO DO FLAMENGO. Quase 2 milhões de pessoas ali comparecem. O PAPA deixa o BRASIL e volta a ROMA a bordo de um avião MD-11 da VARIG, partindo da Base Aérea do GALEÃO. A missa campal é um megaevento do catolicismo. Reúne 500 bispos e 17 cardeais, três corais, uma orquestra e o cantor ROBERTO CARLOS. Minha mãe critica o comportamento dos filhos do meu primo CIDO: NECA e NECO. Os dois ficaram sem rumo depois do falecimento de TIA ANTONIETA, avó deles.
Retornando a GUARULHOS acompanho o empate de 1 a 1 entre PORTUGUESA e SANTOS. O SÃO PAULO venceu o SPORT por 4 a 2. Outros resultados: GUARANI 1 x INTERNACIONAL 1; VASCO 2 x ATLÉTICO PARANAENSE 1; UNIÃO SÃO JOÃO 2 x VITÓRIA 2; BAHIA 0 x ATLÉTICO MINEIRO 2. O INTERNACIONAL é líder com 39 pontos. Em segundo lugar estão VASCO e PORTUGUESA, com 38 pontos. O quarto é o ATLÉTICO MINEIRO com 35 pontos. Vem em quinto lugar o PALMEIRAS, com 29 pontos. Segue em sexto o FLAMENGO com 28 pontos. Em sétimo estão: SANTOS, JUVENTUDE e AMÉRICA RN todos com 27 pontos.
TORNEIO DA BASILÉIA – SUÍÇA DE TÊNIS. Na final, MARK PHILIPPOUSSIS é derrotado por GREG RUSEDSKI. SUSEDSKI é o campeão. No TORNEIO DE PALERMO, na ITÁLIA, o título fica com ALBERTO BARASETIGUI que vence na final DOMINIK HRBATY. No TORNEIO DE PEQUIM, JIM COURIER derrota MAGNUS GUSTAFSSON na final.
Passo pela casa de TIA COTA. Encontro-a passeando na rua com prima CARMEM. Minha mãe mandou-lhe alguma coisa e um dinheiro para rezar missas pelas almas de TIA LURDES (falecida em 19 de outubro de 1995), TIO AFFONSO (falecido em 1º de dezembro de 1982; meu pai, MÁRIO DA SILVA VENTURA, falecido em 2 de janeiro de 1970. Converso também com o MANUEL, esposo da CARMINHA.
Continuo lendo MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, de MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA. 
  17 a. da reeleição de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO para a presidência da República, com 56 % dos votos. É o primeiro presidente da história do PAÍS a exercer o mandato pela segunda vez consecutiva. Em 5 de outubro de 1998.
  17 a. CHINA firma o pacto sobre direitos civis e políticos, em 5 de outubro de 1998.
  17 a. falece PLÍNIO BARBOSA MARTINS, advogado e político brasileiro, em 5 de outubro de 1998. Nasceu em 1926. Outras anotações nesta data: uma manhã de segunda-feira chuvosa e fria. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR conduz-me em seu carro até a Rua SANTANA DO JACARÉ. Converso com o dono da banca de jornais, FRANCISCO, e vou embarcar na Avenida TIRADENTES num ônibus que passa pelas novas estações da zona norte: TUCURUVI – JARDIM SÃO PAULO, tendo como ponto final a estação TIETÊ. No MMDC, conversamos muito sobre as apurações dos votos. CARMELO conta que seu irmão, o esquentado EDMILSON se meteu numa briga de bar, ontem, entrando em luta corporal com um desafeto, metendo-lhe um banco de madeira na cabeça. Foram todos parar na delegacia.
O CORONEL Ref EB ATILIANO telefona-me. O velhinho de 89 anos, veterano de 32, conta que as chuvas de ontem causaram a queda do forro de sua casa. Pedras de granizo danificaram o telhado. Atendemos um casal que conta parte da vida de um parente que pertenceu à revolução de 32, já falecido. Quer transportar, em 1999, os seus restos mortais para o Monumento Mausoléu.
A briga entre MÁRIO COVAS e MARTA SUPLICY para disputar o segundo turno com PAULO MALUF foi acirrada durante toda essa segunda-feira. Somente à noite, COVAS ultrapassa MARTA.
Um vendaval, que chegou a 150 km/hora, castigou o litoral, causando estragos em várias cidades. As rajadas de vento derrubaram árvores e fios da rede elétrica em SANTOS, CARAGUATATUBA, ILHABELA e SÃO SEBASTIÃO.
JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e MARLENE estão na VILA CAIÇARA. O JCS pegou uma empreitada numa reforma de residência e passa a semana nesse serviço. LUCINDA queixa-se de dores nas costas. É comum nessa época do ano ser atacada pelo reumatismo. Também está com gripe e tosse muito à noite. 
  16 a. das anotações feitas em 5 de outubro de 1999 (terça-feira): continua baixa a temperatura. Tenho dificuldade para andar. A “gota” ataca o pé esquerdo. Notícias desencontradas no MMDS: ZAINO enfrenta problemas no serviço em ARACAJU. Quer deixar esse trabalho, mas não encontra apoio. ANT enfrenta uma fase de muitas incertezas, inclusive curtindo uma doença. Reclamo com os integrantes da instituição que o aceitaram.
O CORONEL PM RAIMUNDO, advogado, começa a receber os precatórios negociados com o governo. Recebo a primeira parcela. Isso para ele é uma vitória. Trata-se do NIVEL UNIVERSITÁRIO atrasado.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES fixa residência em SÃO PAULO. Antes de ficar doente, em julho, vendera a residência em ITAPECERICA. Combina comigo, por telefone, assinar os ofícios e as cartas sobre um evento religioso no Monumento Mausoléu, por ocasião de FINADOS.
A Justiça do RIO negou recurso impetrado pelos advogados do jogador do VASCO, EDMUNDO, confirmando a pena de prisão de 4 anos e seis meses por causa do acidente de 1995, que matou três pessoas. Ao saber que teria de se apresentar na delegacia, o “ANIMAL” fugiu. Seus advogados saíram em busca de um “hábeas-corpus” para relaxamento do pedido de prisão até julgamento de um novo recurso em BRASÍLIA. 
O CORINTHIANS vence o VELEZ SARSFIELD por 2 a 0, nesta noite, no PACAEMBU. Gols de RINCÓN e CÉSAR PRATES. Isso, porém, não garante sua classificação para a próxima fase da COPA MERCOSUL. Em BUENOS AIRES, o INDEPENDIENTE derrota o GRÊMIO por 1 a 0 e fica com o primeiro lugar. Agora, o TIMÃO depende dos resultados dos jogos e quinta-feira (dia 7) para se classificar como um dos três melhores segundos colocados.
Dois trens se chocaram em LONDRES, provocando a morte de 26 pessoas e ferindo 160. O trem que partiu da estação de PADDINGTON bateu de frente com outro que chegava da cidade de CHELTENHAM, no noroeste da INGLATERRA. Em 1997, no mesmo trecho, um acidente semelhante fez sete mortes e 15o feridos.
Um novo terremoto na TURQUIA,nesta noite, deixou pelo menos 67 feridos. O tremor foi de 5,2 graus na escala RICHTER. Atingiu a região do MAR DE MÁRMARA, nas cidades de MUGLA e AUDIN, no sudoeste do país.
Um terremoto de 5,1 graus estremeceu várias cidades do norte do CHILE  e do sul do PERU, sem causar vítimas, nem danos materiais.
O auxiliar de fiscalização CARLOS ALBERTO DIAS DOS REIS, de 41 anos, foi assassinado hoje à tarde durante uma operação para apreensão de CDs piratas, vendidos por ambulantes no Centro de GUARULHOS. Um camelô lutou contra os fiscais e disparou três tiros contra CARLOS.
FALTAM 200 DIAS PARA OS QUINHENTOS ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.  
  15 a. em que dezenas de milhares de manifestantes tomaram, em  BELGRADO os prédios do Parlamento e da TV estatal da  IUGOSLÁVIA e exigiram a renúncia do presidente SLOBODAN MILOSEVIC, acusado de ter fraudado a eleição presidencial do dia 24 de setembro para impedir a vitória do opositor VOJISLAV KOSTUNICA, já no primeiro turno. Os policiais tentaram reprimir as manifestações no começo, mas depois passaram a se confraternizar com o povo, dando-se sinal que chegou ao final o seu GOVERNO, em 5 de outubro de 2000.
  15 a. do episódio em que a executiva do PSDB, em SÃO PAULO, decidiu  recomendar a seus militantes e eleitores o voto em MARTA SUPLICY (PT)  no  segundo turno das eleições para a Prefeitura paulistana. Em 5 de outubro de 2000.
  15 a. da inauguração, em GUARULHOS, do OPEN HALL CONVENTION CENTER, com a entrega do prêmio "DESTAQUE EMPRESARIAL DA ACIG 2000". Considerado um dos mais modernos centros  de  eventos do BRASIL, levou um ano e meio para ser concluído. Fica na rua ANTÔNIO DE SOUZA, em frente à Rodovia PRESIDENTE DUTRA. Possui estrutura para atender, simultaneamente, duas mil pessoas, em sete eventos distintos. Até dois anos funcionava no local uma retifica. Em 5 de outubro de 2000.
  15 a. falece a cientista alemã, engenheira agrônoma, naturalizada  brasileira JOHANNA DOBEREINER, uma das mais conceituadas do Pais. Suas pesquisas foram de vital importância para a agricultura brasileira. No RIO DE JANEIRO, aos 75 anos, de insuficiência respiratória, no dia 5 de outubro de 2000. Nasceu em 1924.
  15 a. falece SIDNEY YATES, o mais antigo deputado dos EUA e também o mais velho membro da Câmara dos Representantes. Foi vítima de falência no sistema renal e pneumonia. YATES afastou-se da vida pública aos 89 anos. Em 5 de outubro de 2000.  
  15 a. mais de 300 mil pessoas invadem o Parlamento Federal da IUGUSLÁVIA e a televisão pública do país, após a decisão do tribunal constitucional de invalidar as eleições presidenciais.

ACONTECEU EM 5 DE OUTUBRO DE 2001 : -     SEXTA-FEIRA.
Estou já pensando na solenidade de 2 de novembro quando será rezada uma missa de FINADOS no Monumento Mausoléu, pelas almas dos ex-combatentes de 32. Mantenho contato com a DAMCO para acertar o horário das missa (10 horas). Telefono ao MOSTEIRO DE SÃO BENTO. Preciso entrar em contato com DOM ROCCO FRAIOLLI, pedindo a ele para celebrar a missa, tal como no ano passado.

REUNIÃO NA SOC.VET.DE 32-MMDC do Sr. ROMEU CICCONE com o PROF. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, presidente da Diretoria Executiva e Cel. VENTURA. Estuda-se a criação de um site na Internet sobre o MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32, devendo entrar em uso a 1o. de janeiro de 2002. O Sr MARCONDES chega mais tarde e também participa das conversas com o Sr. ROMEU.
O CORONEL RENALDO vem ao MMDC e diz que o programa sobre o débito automático está sendo feito pelo CAPITÃO MAURÍCIO, da Diretoria de Sistemas da PMESP.
Sr. ALVARENGA, amigo do Cel. MENDES filia-se hoje ao MMDC. Marcara uma reunião com o CORONEL PM MENDES, mas fico sabendo, por telefone, que ele se encontra no Hospital CRUZ AZUL.
PAULO BOMFIM indicou meu nome para explicar os problemas da PENSÃO ESPECIAL com JOSÉ AFONSO CORREIA NETO. Esse senhor cuida dos direitos da viúva do ex-combatente JOSÉ CALIXTO CASTANHEIRA, falecido há dois anos. A viúva não consegue receber essa pensão.
O senhor MARCONDES aguardou até as 15 horas a chegada do CORONEL PM GUIMARÃES para discutirmos o “CASO RODRIGO”. Isso fica para a semana que vem.
Hoje ainda tentei um contato com a chefia de Gabinete do Comandante Geral para lembrar o CORONEL PM RUI CÉSAR MELO da audiência com o governador. Está indicado para ser Chefe de Gabinete o CORONEL PM FERNANDO PEREIRA, mas até agora isso não se concretizou. O MAJOR PM JORGE LUIZ responde pela Chefia de Gabinete por enquanto. 

MIL SOLDADOS AMERICANOS JÁ ESTÃO EM OPERAÇÃO POR TERRA NO UZBEQUISTÃO, país que faz divisa ao norte com o AFEGANISTÃO. É a primeira grande ofensiva desde o início das ações militares dos Estados Unidos contra o terrorismo. O plano é invadir o Afeganistão para capturar o milionário OSAMA BIN LADEN.

O DELEGADO MAURO ABDO, da POLÍCIA FEDERAL, assustou cerca de quarenta pessoas que estavam numa doceria do ITAIM-BIBI porque um dos clientes teria mexido com sua mulher. O delegado sacou uma arma, provocando tumulto. O caso foi parar no 15o. Distrito Policial.

Uma história de amor e traição, entre o PM AGNALDO CARVALHO MARQUES e a cabeleireira VALÉRIA APARECIDA ROSA acabou em tragédia, ontem à noite, na VILA BRASILÂNDIA. VALÉRIA flagrou o PM AGNALDO com uma mulher na cama. O casal discutiu, VALÉRIA tomou o revólver da mão do PM e o matou. Depois se entregou à polícia.

FALECEU o ator HÉLIO SOUTO, aos 72 anos, vítima de um infarto, na sua casa, em ATIBAIA. Carioca, estreou na vida artística aos 20 anos. O ator ficou famoso pelo estereotipo de conquistador. SOUTO participou do primeiro filme colorido brasileiro, DESTINO EM APUROS, ao lado de PAULO AUTRAN, em 1952. Fez mais de 40 filmes e 40 novelas, sendo que a última foi SERRAS AZUIS.

FALECEU o radialista MIGUEL JORGE CURI, criador do slogan "saudade não tem idade", da Rádio Mundial, nos anos 1960 e 1970. Trabalhou na Rádio Nacional e no Sistema Globo de Rádio. Aos 83 anos, atropelado.

Reinauguração do MERCADÃO DE MADUREIRA, após ter sofrido um incêndio.

Em GUARULHOS, no CABUÇU, a menina N.S.G. de 8 anos, foi encontrada morta no sofá da sala, quando sua mãe voltava do trabalho. A polícia suspeita que ela tenha sido estuprada. Foi estrangulada com a blusa de moletom que vestia.

Nesta noite revejo um vídeo de 9 de março de 1999. Trata-se da apresentação do Conselho Superior da Sociedade Veteranos de 32-MMDC ao Comandante Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, no salão de conferências do Quartel do Comando Geral. Transcorridos 2 anos e 7 meses desse evento, vamos verificar que perdemos JOSÉ SOARES MARINS e AFIF CHACUR (conselheiros). O veterano SILVEIRA PEIXOTO atravessa fase difícil de saúde, internado no Hospital OSVALDO CRUZ e o CORONEL EB Ref ATILIANO MARTINS CORREIA saiu fora de cena, esclerosado, com 92 anos, vivendo agora em BAURU, na casa de uma filha.
Naquela época, o presidente da Diretoria Executiva era o CORONEL EB Ref ARY CANAVÓ e REGINA CELENTANO, expulsa do Conselho Supremo em 12 de fevereiro de 1998, mas com liminar da Justiça, teimava em participar das reuniões, muito mal vista pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Nos últimos meses essa mulher sumiu e não tem nos dado mais trabalho.
Outras pessoas que aparecem no vídeo e também apresentam atualmente, problemas de saúde, são os veteranos THEOBALDO DE FREITAS LEITAO e PAULO BARROS CAMARGO.
Essas situações apresentadas não faz muito tempo, dá o que pensar em relação com o futuro da Sociedade. O atual presidente, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, também está entrado em anos. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES, um lutador do MMDC, fará 89 anos em 28 de outubro. O MMDC está envelhecido. Precisamos adotar outros destinos para a sua preservação.

2 002  :  -   SÁBADO
JORNAL DA TARDE mostrava em sua edição de 5 de outubro que, a um dia das eleições e com o fim das propagandas eleitorais, os candidatos à Presidência da República não haviam feito campanha. Além disso, na capital, um assalto nos JARDINS havia terminado em tiros contra um PM. A edição trazia também o suplemento JORNAL DO CARRO, mostrando que os carros 1.0 estavam perdendo espaço no mercado.

Dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA, que desde 27 de agosto está em nossa casa, resolve ir até a sua moradia, levada pelo seu filho JOSÉ. No entanto, pouco tempo ela lá ficou, dizendo que não é o lugar onde ela mora. Recebe a visita da DORA e da KELLEN CRISTINA, na tarde.
Recebo um telefonema de POÁ, da pessoa que está interessada em comprar o terreno que me coube por herança do falecimento de meu pai e que, até a presente data está enrolado por causa de desacertos na medição das terras pertencentes à minha mãe, meu irmão e eu. Diz que os trabalhos do advogado ficarão em dez mil e seiscentos reais. Há necessidade de conversar com meu irmão para resolvermos essa situação que vai se arrastando pelo tempo.
Mais tarde, justamente quando estou almoçando, recebo um telefonema malcriado de minha mãe, criticando a pessoa que está interessada na compra do terreno, ofendendo-a mesmo por querer comprar a terra. Não consigo me controlar nessa conversa desagradável e ultrapasso os limites da tolerância. Toda a vez que se toca na venda ou na tentativa de se regularizar essas terras cria-se um clima muito tenso, que não me faz nada bem. Para mim, é melhor que tudo fique como está, dando tempo ao tempo para que se deslinde esse novelo criado pela incúria da própria família. Essa situação foi criada pelo CARLOS, meu irmão, que inadvertidamente, levou ao conhecimento de dona ALICE um fato não concretizado, sabe lá de que maneira.
Logo depois desse telefonema, minha mãe liga para a LUCINDA dizendo-se magoada pelas minhas palavras. Um pouco mais tarde, faço outra ligação para minha mãe tomando a decisão de não mais fazer negócio com o terreno de POÁ e pedindo a ela que não mais toque nesse assunto. Esses problemas de herança deixam-me profundamente amolado e são alvos de discussões inúteis e prejudiciais tanto para a saúde de dona ALICE para com a minha. O telefonema de minha mãe estragou o meu sábado. A elevada idade de dona ALICE pesa muito nessa situação. Não se pode levar em consideração o que ela fala, mas magoa muito a sua maneira de encarar as coisas e atacar as pessoas.
Também levo ao conhecimento do RENATO, meu primo, por telefone, que não irei mais vender o terreno, pedindo a ele que transmita a minha decisão para a pessoa interessada e para o CARLOS.
Hoje foi o enterro da mãe de dona ONÍLIA, dona MARIA, em SANTA BÁRBARA D´OESTE, onde se encontra o ADALVO, acompanhando os últimos momentos de sua avó. Não faz muito tempo, nessa mesma cidade, o ADALVO esteve presente no enterro de seu avô, e, nesse ano, três outros familiares seus também morreram.  Total dos mortos na família do ADALVO em 2002 : cinco. 

O presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Sr. MARCONDES, telefona-me. Leu a carta do OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI, diretor do MUSEU HISTÓRICO, e acha de tomar uma medida saneadora: mandar encaixotar todo o material existente no museu e colocar numa sala da PM enquanto durar a reforma do Monumento–Mausoléu. Na semana que vem, devo conversar com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel WÁLTER FERRARI, pedindo-lhe a colaboração quanto ao local para guardar as peças do museu. Acredito que o OCTÁVIO está sendo usado para impedir o restauro do Monumento.

JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA reinicia os trabalhos da construção de um quarto para mim, pois estou sendo sufocado pela papelada de minha biblioteca. Não tenho mais espaço.
     
O atacante GUILHERME, do CORINTHIANS, envolveu-se em um grave acidente, às 5:20 horas, no qual duas pessoas morreram e uma está gravemente ferida no Hospital das Clínicas da cidade de MARÍLIA, a 450 km da capital. Testemunhas contaram ao delegado PAULO LARA, do 4º Distrito Policial, que o carro do jogador, uma BMW, dirigido por FABIANO TRAVAIN PARDO, de 26 anos, cruzou a pista da rodovia SP 333 e bateu de frente com o ESCORT de MARCELO APARECDIO DE SOUZA, de 31 anos. SOUZA e sua sogra, MARIA BENEDITA FOSSALUZA, de 70 anos, morreram na hora. A mulher do motorista, ROSILENE FOSSALUZA DE SOUZA, de 32 anos, que está grávida, foi internada em  estado grave. A colisão aconteceu na saída de MARÍLIA para ASSIS, em frente à garagem da Empresa de ÔNIBUS SILVATUR, que fica perto de duas casas noturnas. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros ajudaram no atendimento da ocorrência a retirar os corpos do ESCORT. GUILHERME estava com mais outro amigo no carro, JÚLIO CÉSAR ZÍLIO, e duas moças, que fugiram após o acidente. O atacante, que veio para MARÍLIA ontem para participar da eleição amanhã, ficou apavorado, teve um ataque histérico dizendo que ia se matar e acabou sendo tirado do local, sem ferimentos, por outros amigos.  

CAMPEONATO BRASILEIRO: - Finalmente, o PALMEIRAS vence uma partida e sai da lanterna. Derrotou a PORTUGUESA por 2 a 1, no PALESTRA ITÁLIA. O SÃO CAETANO assumiu a liderança do certame ao empatar com o BOTAFOGO por 1 a 1, no Estádio CAIO MARTINS, no RIO. O SÃO PAULO derrotou o FLAMENGO por 3 a 2. Outros resultados: GUARANI 1 x VASCO 2; GOIÁS 0 x ATLÉTICO PARANAENSE 0; GAMA 2 x PAYSANDU 0.

O Cabo MAURÍCIO MIRANDA e o PM SÍLVIO RICARDO MONTEIRO BATISTA, da 1ª Companhia do 29º BPMI, em MONGAGUÁ, foram autuados em flagrante pelo assassinato e ocultação dos cadáveres de dois jovens no litoral Sul de São Paulo. Nesta manhã, a polícia encontrou, na estrada MAMBU, em ITANHAÉM, os corpos de CELSO GIOIELLI MAGALHÃES JÚNIOR de 20 anos, e de ÂNDERSON DO CARMO, de 17. Os rapazes estavam desaparecidos desde ontem, após serem abordados pelos PMs na casa noturna CASARÃO, em MONGAGUÁ. Segundo o Corregedor de PM adjunto CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO, testemunhas disseram que os jovens foram levados para o banheiro, espancados, algemados e depois colocados na IPANEMA da PM. O Cabo MAURÍCIO e o PM SÍLVIO negam participação nas mortes. O oficial afirmou que houve flagrante porque se trata de crime continuado e investigação ininterrupta. Um processo administrativo na esfera militar foi aberto e pode culminar com a expulsão dos acusados. O Coronel MÁXIMO ressaltou que investiga se houve participação de outros PMs.
 
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA:- CORONEL LÚIS CARLOS DE OLIVEIRA, DIRETOR DE FINANÇAS.
Nasceu em 17 de julho de 1946. Entrou na antiga Força Pública em 2 de março de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 18 de setembro de 1971. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1972; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1976; Capitão – 25 de maio de 1983; Major- 24 de maio de 1990; Tenente–Coronel – 24 de maio de 1995; CORONEL– 9 de abril de 1999.

Um álbum com cerca de sessenta fotos raras de SÃO PAULO, produzidas pelo fotógrafo MILITÃO AUGUSTO DE AZEVEDO, entre 1882 e 1887, está desaparecido do acervo do Arquivo do Estado de São Paulo desde o início desta semana. O diretor do órgão, o historiador FAUSTO COUTO SOBRINHO, prometeu levar o problema para a polícia na segunda-feira, dia 7 de outubro. Trata-se do ÁLBUM COMPARATIVO DE VISTAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.  

INTERNADO, em estado grave, após sofrer um derrame cerebral, aos 80 anos, o artista plástico ARCANGELO IANELLI, em SÃO PAULO.

ENGOLIU parte de uma pílula de ECSTASY a menina ÍRIS, de 2 anos, filha dos atores ingleses JUDE LAW e SADIE FROST. Ela participava de uma festa infantil realizada em um local que, na noite anterior, havia sediado uma festa “rave”. Levada às pressas a um hospital, passou a noite em observação e foi liberada no dia seguinte. Em LONDRES.

Meu genro, ADALVO, perde mais um parente em 2002. Desta feita faleceu sua avó paterna MARIA DA CONCEIÇÃO MENDES. O marido dessa senhora, FRANCISCO EGÍDIO ROMÃO, veio a falecer em 24 de fevereiro de 2002. No dia 12 de julho morreu seu tio ANTÔNIO GARCIA HERNANDES. Em 9 de agosto ele perdeu sua avó materna MARIA FERREIRA MACEDO.

2 003  :   -     DOMINGO
Com QUINZE ANOS completados hoje, a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA mantém sua tendência permanente de reformas. Já bateu todos os recordes de alteração, se comparada às sete anteriores. Sofreu mudanças em 46 pontos – 40 emendas constitucionais e 6 emendas de revisão. Alguns capítulos, como o da ordem econômica, foram mudados por completo, revirados do avesso: de monopolista e estatizante passou a ser aberto e privatista.

Domingo de alta temperatura. Vamos para POÁ mais uma vez, embarcando no TRANSGUARULHENSE-TIETÊ por volta das 10 horas. Chego cedo em POÁ, um pouco depois das 12 horas. Dona ALICE está terminando de aprontar um “cozido” para o almoço. Rumando para os seus 95 anos (em 19 de novembro), ela está bem para a sua idade. Almoçamos mais cedo neste domingo. Ela quer descansar após a refeição. Mais tarde, conversamos com MARIZETE, CIDA, RENATO, FELIPE e LEANDRO. O ADALVO está em SANTA BÁRBARA D´OESTE, visitando sua mãe, dona ONÍLIA. É um domingo normal, muito quente, mas agradável. Deixo POÁ tranqüilamente, coisa que não acontece sempre. Encaro a idade de minha mãe como uma fatalidade, não havendo jeito de consertar o que o tempo estragou.

CORINTHIANS VENCE DE “VIRADA” NO COMEÇO DA ERA JÚNIOR-RIVELLINO. A dupla iniciou o trabalho no CORINTHIANS com o pé direito. Mesmo sem jogar bem, o time bateu o VITÓRIA, de virada, por 2 a 1, em SALVADOR, depois de três jogos sem vencer. MORENO (contra) deixou a equipe baiana na frente, mas CÉSAR e GIL garantiram o triunfo corintiano. JÚNIOR, que acompanhou a partida das tribunas, reconheceu que a equipe tem vários problemas, mas ainda sonha com uma vaga na LIBERTADORES. Outros resultados: GUARANI 2 x CORITIBA 1; FLAMENGO 0 x PARANÁ 3; ATLÉTICO MINEIRO 2 x VASCO 1; GOIÁS 3 x BAHIA 1; JUVENTUDE 2 x FORTALEZA 2; CRICIÚMA 1 x CRUZEIRO 3.

Dois mil paulistanos conferiram, hoje, em primeira mão, o filme “MARIA, MÃE DO FILHO DE DEUS”, estrelado pelo PADRE MARCELO ROSSI e que estréia nacionalmente na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro. A produção foi exibida nas 11 salas do SP MARKET, em SANTO AMARO. Outras pré-estréias já aconteceram em NATAL, FORTALEZA, RECIFE e SALVADOR. O próximo passo, segundo MARCELO ROSSI, é levar o filme até o PAPA JOÃO PAULO II, cumprindo promessa feita há seis anos, na visita do PAPA ao BRASIL.

A PETROBRÁS comemorou hoje seu aniversário com o espetáculo gratuito “50 ANOS DE MÚSICA”, com ERASMO CARLOS e a banda TITÃS, na PRAÇA CHARLES MÜLLER, no PACAEMBU. Cerca de três mil pessoas curtiram o show. ERASMO começou sua apresentação com a música “SEU BICHO DE ESTIMAÇÃO” e, logo em seguida, fez uma homenagem ao amor cantando “MULHER”. Antes dele, abriram a noite o coral da empresa e o bloco de percussão VIRALATISSE. O bloco é patrocinado pela PETROBRÁS, nasceu dentro da Escola Estadual Professor ANTÕNIO ALVEZ CRUZ, em PINHEIROS, e faz parte do projeto LESTE-OESTE, que desenvolve programas de educação em escolas públicas da PENHA e de PINHEIROS.

Um avião da Força Aérea Brasileira – FAB – localizou hoje à tarde os destroços do avião monomotor que levava o deputado federal JOSÉ CARLOS MARTINEZ, presidente nacional do PTB, de CURITIBA para o litoral catarinense. Os corpos de MARTINEZ e de seus amigos JOÃO LUIZ GOEBEL e ANDRÉ SURUGI e do piloto CLÁUDIO LUIZ DA LUZ foram encontrados logo depois pelo pessoal envolvido nas buscas, mas o resgate só poderá ser feito amanhã. O mau tempo e a dificuldade de acesso ao local prejudicaram os trabalhos. A aeronave estava desaparecida desde às 10 horas de ontem depois de decolar do aeroporto de BACACHERI, em CURITIBA, com destino a NAVEGANTES, cidade do litoral de SANTA CATARINA. MARTINEZ e os amigos iam fazer uma pescaria em PICARRAS a cerca de dez km de NAVEGANTES. O monomotor caiu num vale da SERRA DO MAR, na região rural de MATINHOS, próxima à divisa com a cidade de GUARATUBA, depois de bater num morro. O avião foi localizado entre os morros do ROLADO e AGUDINHO, onde moradores afirmaram ter ouvido uma explosão.
MARTINEZ tinha 55 anos e exercia o quarto mandato de deputado. Nascido em SÃO PAULO, ele fez carreira política e empresarial de sucesso no PARANÁ, impulsionada no período em que manteve ligação com o então presidente FERNANDO COLLOR e seu tesoureiro PAULO CÉSAR FARIAS, o PC. Dono da rede de TV CNT, montou a emissora em 1991, quando comprou a TV CORCOVADO, no RIO, por 15 milhões de dólares, graças a empréstimo feito por PC. Em 2002, MARTINEZ levou o PTB a apoiar a candidatura de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA no segundo turno da eleição e tornou-se aliado do Governo.

O desaparecimento de dois jovens de GUARULHOS, supostamente vítimas de um grupo de extermínio formado por PMs que agiria na cidade, chamou a atenção da relatora sobre execuções sumárias da ONU, ASMA JAHANGIR. Depois de ouvir C.Q.S., 55 anos, mãe de ALEX QUIRINO DA SILVA, 17, um dos jovens desaparecidos, ASMA, que está em visita ao BRASIL, enviou um documento à SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA cobrando providências sobre o sumiço de SILVA e de um amigo, DANILO HENRIQUE VICENTE, 16 anos. O desaparecimento dos dois jovens consta como um dos casos de destaque do relatório que 14 entidades de defesa dos direitos humanos entregaram à relatora no dia 30 de setembro.  No dia 28 de fevereiro, SILVA e VICENTE foram vistos por moradores do JARDIM SÃO PAULO, periferia de GUARULHOS, sendo levados por PMs durante blitz em uma boca-de-fumo do bairro. Desde então, eles estão desaparecidos. Há a suspeita de que ambos foram mortos pelos mesmos PMs que os abordaram e, hoje, estão enterrados como indigentes em alguma cidade perto de GUARULHOS. A CORREGEDORIA PM investiga o caso.

FALECEU o saxofonista JUAREZ ARAÚJO. Gravou com ROBERTO CARLOS e GAL COSTA. Atuou nos grupos BRAZILIAN JAZZ SEXTETO e JUAREZ E SEU CONJUNTO, na década de 60. Aos 72 anos, de câncer, no RIO DE JANEIRO.
   
ISRAEL BOMBARDEIA A SÍRIA. Em resposta ao atentado que matou dezenove pessoas em HAIFA, aviões de guerra israelenses atacaram suposto campo da JIHAD ISLÂMICA, perto de DAMASCO. Numa mudança de tática militar, ISRAEL respondeu ao atentado suicida de sábado com um ataque à SÍRIA, direcionado ao que seria um campo de treinamento usado pelo grupo JIHAD, responsável pela ação de HAIFA. O bombardeio, realizado de madrugada, atingiu uma cidade próxima de DAMASCO, mas não causou maiores danos e apenas uma pessoa ficou ferida. Mas o ataque levanta a possibilidade de que o conflito entre israelenses e palestinos possa começar a incluir países vizinhos. Nos últimos três anos de conflito, ISRAEL atacou palestinos apenas na CISJORDÂNIA e na FAIXA DE GAZA. O País não atingia o território sírio desde a guerra do YOM KIPPUR, de 1973, que completará amanhã TRINTA ANOS.(em um ataque surpresa, tropas do EGITO e da SÍRIA avançaram sobre o SINAI e GOLÃ para reconquistar os territórios perdidos em 1967, mas são repelidas com duras perdas israelenses).

O PAPA JOÃO PAULO II, aparentando estar um pouco mais disposto, canonizou hoje três homens – um italiano, um austríaco e um alemão – que trabalharam como missionários no século XIX. O pontífice fez 477 santos em 24 anos de papado. Essa foi a 50ª canonização de seu pontificado. O PAPA proclamou santos os italianos JOSEPH FREINADEMETZ (1852-1908), conhecido entre católicos chineses e DANIEL CAMBONI (1831-1881), ativo na ÁFRICA, e o religioso alemão, fundador da sociedade missionária do verbo divino. Durante as duas horas e meia, diante de dez mil pessoas, o PAPA, que sofre do mal de PARKINSON e de artrose, cantou em voz clara, cumprimentou uma longa fila de pessoas importantes e viu com atenção a performance de dançarinos que homenageavam os três missionários canonizados. Próximo ao fim da missa, ele começou a se atrapalhar com as palavras.

2 004   :    -   TERÇA-FEIRA
Doutora NELLY CANDEIAS, presidente do IHGSP, telefona-me logo cedo. Ela está preparando o discurso para a solenidade de amanhã e quer minha ajuda para corrigir certas distorções.
Saio de casa quase ao meio-dia. Começa a esfriar e a chuviscar. A porta da Sociedade Veteranos de 32-MMDC ainda está fechada por volta das 13 horas. Vou ao BANESPA, agência do Corpo de Bombeiros. Não pedi, mas recebo hoje um cartão MASTERCAR. VICTÓRIO encontra-se no banco. Vamos depois para o MMDS. Ali, recebemos logo a presença do ELÁDIO.

ASSISTO “INIMIGO EM CASA”. Um suspense aterrorizante. Trata-se da história de FRANK MORRISON (JOHN TRAVOLTA), que já não vive com sua ex-esposa SUSAN (TERI POLO) e seu filho DANNY (MATT O´LEARY). SUSAN, juntamente com DANNY, mora com RICK BARNES (VINCE VAUGHN), seu novo marido. O menino, que é conhecido por mentir, acusa o padrasto de cometer um brutal assassinato. Porém FRANK é o único que acredita nas palavras do filho. Agora o pai, em quem DANNY muito confia, deverá protegê-lo do padrasto, um homem que o apavora. RICK BARNES é um antigo presidiário, com uma extensa ficha de crimes, que se escondeu na pacata cidade onde vivem SUSAN, DANNY e FRANK. Com paciência, FRANK vai aos poucos descobrindo o passado de RICK, mas este o tenta matá-lo, incendiando o seu barco, após agredi-lo. O final é emocionante. O filme merece ser assistido.   

Por volta das 15:30 horas, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali encontro o Sr MARCONDES perdido nos problemas insolúveis da Sociedade, principalmente os de origem financeira. Além disso, sua mulher está exigindo cuidados permanentes. Mandou o presidente fazer um balanço do estado atual do MMDC e pretende levar ao conhecimento do Presidente do CONSELHO SUPREMO. Não vejo como se poderá resolver essa situação calamitosa da Sociedade. O Conselho deverá se reunir nos fins deste mês. A situação do novo estatuto irá criar sérios obstáculos e agora também o problema financeiro que está estrangulando a atual Diretoria Executiva. O CORONEL RENALDO, tesoureiro, procura uma ajuda junto à Associação dos Funcionários Públicos do Estado de SÃO PAULO. Telefona ao Sr MARCONDES para explicar o que está tentando fazer, conseguir uma doação que possa amenizar a crise. O VASCO não vem mais e também não vejo a moça que ficaria em seu lugar. Dona CÉLIA também quer se retirar da Sociedade, mas não pode se afastar por causa da fidelidade que tem para com o Sr MARCONDES. Quase às 16 horas, recebe o presidente um telefonema aflito de dona JÚLIA, querendo que ele regresse ao lar. Dá pena ver essa situação difícil do Sr MARCONDES e da Sociedade que ele carrega nos estertores da falência.
Também recebo um telefonema do advogado ROMAGNOLI. Marco um encontro com ele no Instituto Histórico e Geográfico, amanhã, por ocasião da solenidade de entrega do COLAR DO CENTENÁRIO ao Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. O ROMAGNOLI conta que esteve no dia 2 de outubro no Monumento-Mausoléu, mas se atrasou e, quando chegou, eu e o CORONEL MENDES já tínhamos deixado o local.

Uma polícia rápida e eficaz, mesmo no trânsito lento e caótico de SÃO PAULO. Foi isso que o governador GERALDO ALCKMIN prometeu à população da Capital ao lançar hoje o GRUPO ESPECIAL DE MOTOS- uma equipe especializada com 30 policiais civis que vai atuar principalmente no combate a seqüestros relâmpagos e roubos ocorridos no trânsito. O grupo trabalhará integrado com o serviço de inteligência da Polícia Civil e com o policiamento de carro e de helicóptero. Para isso, os policiais motociclistas contam – além de 40 motos FALCOM 400 cilindradas e equipadas com sirene, highlight e suporte para armamento - com capacetes especiais que possibilitam a comunicação entre a equipe e os policiais da base de gerenciamento de dados. A idéia da equipe de motocicletas surgiu, segundo o governador, para surpreender os bandidos que se aproveitam da lentidão do trânsito para promover assaltos nos congestionamentos.
O lançamento oficial do grupo interrompeu os serviços do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC) e dos delegados seccionais da Capital, por pelo menos três horas. Mais de cem policiais, a maioria delegados da cúpula da Polícia Civil e dos departamentos especializados, participaram da solenidade, seguida de um coquetel. Para fazer o desfile do GRUPO ESPECIAL DE MOTOS, os policiais fecharam os dois sentidos do trânsito da avenida ZARKI NARCHI, paralisando o trânsito por dez minutos.

A PRAÇA DA SÉ foi o local escolhido para a apresentação da Expedição ENERGIA POSITIVA PARA O BRASIL, que visa promover o uso de energias renováveis. O evento, promovido pela ONG GREENPEACE, exibiu um caminhão movido a óleo vegetal biodiesel e aparelhos eletrônicos que funcionam por energia solar. O caminhão fica aberto ao público até amanhã.

PRESO o deputado estadual ARTHUR VIRGÍLIO BISNETO (PSDB-AM) por atos obscenos e desacato à autoridade. Filho do senador ARTHUR VIRGÍLIO NETO, o deputado foi acusado de mostrar as nádegas. Levado à delegacia, repetiu o ato. Foi solto depois de ser submetido a um exame de teor alcoólico, que atestou embriaguês. Em EUSÉBIO, no CEARÁ.

REJEITADO o pedido da NESTLÉ de reapreciação do veto do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no caso da compra da GAROTO. A empresa suíça havia proposto vender algumas marcas de chocolate para manter a fábrica capixaba. Em BRASÍLIA.

REELEITO CARLOS ARTHUR NUZMAN para a presidência do Comitê Olímpico Brasileiro. Ele está no cargo desde 1995. No RIO.

Os brasileiros ADRIANO, CAFU, KAKÁ, ROBERTO CARLOS, RONALDO e RONALDINHO foram anunciados entre os 35 concorrentes ao prêmio de melhor jogador do mundo, que a FIFA entregará no dia 20 de dezembro. O brasileiro naturalizado português DECO também concorre.

O secretário de Estado americano, COLIN POWELL, recomendou hoje que o BRASIL permita que a Agência Internacional de Energia Atômica inspecione as instalações da usina de RESENDE, no RIO, onde é processado o enriquecimento de urânio. Desta forma, o BRASIL mostraria que “honrou seu compromisso” com tratados de não-proliferação de armas nucleares, disse POWELL em visita ao BRASIL. Mas após uma conversa de pouco mais de uma hora com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em BRASÍLIA, ele sinalizou que os EUA não pretendem interferir ou pressionar o BRASIL a autorizar as inspeções. “Esse é uma assunto a ser tratado exclusivamente entre o BRASIL e a AIEA”, disse o secretário de Estado americano.
A visita começou por SÃO PAULO, aonde POWELL chegou na véspera e participou hoje de um café da manhã com cerca de 200 empresários americanos e brasileiros. Ele disse que os EUA não estavam preocupados com isso, mas recomendava as inspeções. Segundo o Secretário, a situação do BRASIL é diferente da registrada em países como IRÃ e CORÉIA  DO NORTE, que “se gabam” de deter tecnologia para a construção de armas. Em SÃO PAULA, POWELL teceu elogios ao BRASIL, cuja liderança é “crescente” na AMÉRICA LATINA e citou a participação do país na missão no HAITI. Mas na hora de falar sobre o desejo do país de integrar o Conselho de Segurança da ONU, adotou um tom menos efusivo. Segundo ele, o BRASIL é “um importante candidato” a uma possível vaga, mas é preciso esperar os estudos da ONU. A entidade deve apresentar até dezembro um novo modelo para o seu CONSELHO DE SEGURANÇA, onde só EUA, GRÃ-BRETANHA, FRANÇA, RÚSSIA e CHINA têm assento permanente e poder de veto.
Um forte aparato de segurança cerca a viagem do secretário de Estado dos EUA ao BRASIL – a primeira desde que assumiu o posto. Sua comitiva tem 50 pessoas, incluindo agentes do serviço secreto americano. A polícia federal brasileira e a PM também fazem parte do esquema. O secretário chegou na segunda-feira, dia 4, e está hospedado num hotel na zona sul. Os EUA mandaram bloquear os quartos dos andares logo acima e abaixo do de COLIN POWELL.

Novo capítulo no drama da americana THERESA (TERRI) SCHIAVO, que há 14 anos vive presa a um leito de hospital em “estado vegetativo”. Hoje, a pedido dos pais de THERESA, o governador da FLÓRIDA, JEB BUSH – irmão do presidente GEORGE W. BUSH – apelou da decisão judicial que dava a MICHAEL, o marido de THERESA, o poder de desligar os aparelhos que a mantém viva. Simpatizantes da eutanásia, porém, acusam JEB e o presidente de utilizarem o caso como forma de ganhar mais votos na eleição presidencial de 2 de novembro.
THERESA, de 40 anos, sobrevive ligada a aparelhos desde 1990, quando sofreu uma parada cardíaca. MICHAEL alega que a mulher "nunca quis viver como um vegetal”. Em 2003, ele conseguiu a primeira autorização da Justiça para que os equipamentos fossem desligados.
Pouco depois, por pressão de JEB, a Câmara Estadual aprovou a chamada “LEI TERRI”, que proibia desconectar os aparelhos que mantém TERRI viva. Em setembro, a lei foi considerada “inconstitucional” pelo Tribunal Superior da FLÓRIDA e foi derrubada.
BOB e MARY SCHINDLER, os pais de THERESA, alegam que ela ainda tem condições de se curar. Mais: acusam MICHAEL de querer “matar” a mulher para ficar com uma herança de um milhão de dólares.
A nova investida de JEB contra a decisão do Tribunal Superior da FLÓRIDA foi cautelosa, mas firme: “Respeito a decisão (da Justiça), mas temo que ela possa limitar a capacidade de governar do Legislativo”, alegou ele referindo-se ao veto da “LEI TERRI”.
Os últimos relatórios médicos sobre THERESA, que atualmente está num hospital de CLEARWATER, no oeste da FLÓRIDA, dão conta de que seu estado de saúde é “estável”.

Os físicos americanos DAVID J. GROSS, H. DAVID POLITZER e FRANK WILCZEK receberão o Prêmio NOBEL de FÍSICA 2004 da Academia Sueca de Ciências pela exploração do núcleo atômico e a correlação de forças nos quarks, as menores partículas da matéria. Os pesquisadores foram premiados em reconhecimento por seus trabalhos em física atômica e aceleradores de partículas, a CROMODINÂMICA QUÂNTICA. Ela descobriu o que se conhece hoje como modelo standard das partículas e suas interações. Os estudos do trio são consideradas fundamentais para a formulação de uma teoria unitária do mundo dos quarks, como partículas reais e com carga de cor própria. Os americanos irão receber 1,5 milhão de dólares e vão repartir o prêmio.

O VIOXX, antiinflamatório produzido pelo Laboratório MERCK, pode ter causado mais de 27 mil infartos e mortes súbitas devido a problemas cardíacos, informou hoje o jornal americano “THE WALL STREET JOURNAL”. Os dados são resultados de um estudo ainda não divulgado do FDA (FOOD AND DRUG ADMINISTRATION), agência dos EUA que faz a regulamentação dos alimentos e remédios.

INTERNADA em estado grave a cidadã belga de origem congolesa MAGGY DELVAUX, que ateou fogo ao próprio corpo em protesto contra a negativa a seu pedido para abrir uma loja na cidade de LUXEMBURGO.

CASOU-SE com a modelo sueca ELIN NORDEGREN o jogador de golfe americano TIGER WOODS. Eles se conheceram em 2001, quando NORDEGREN era babá dos filhos de um golfista sueco. A festa custou 1,5 milhão de dólares, em BARBADOS.

MORREU o comediante americano RODNEY DANGERFIELD, aos 82 anos. O ator estava a várias semanas em estado de coma no Hospital UCLA, em LOS ANGELES, onde foi internado após a cirurgia de uma válvula coronariana, em agosto, anunciou o agente KEVIN SASAKI em uma nota à imprensa. DANGERFIELD, famoso por suas piadas de protesto e dono da célebre frase “I CAN´T GET NO RESPECT” (“não consigo obter respeito”), estrelou no cinema a produção “ASSASSINOS POR NATUREZA”, de OLIVER STONE, 1994, entre outros.

O cientista britânico MAURICE WILKINS, um dos descobridores da estrutura do DNA, morreu nesta terça-feira em LONDRES, aos 88 anos. Ele ainda participava regularmente da direção do KING´S COLLEGE LONDON, o mesmo onde, em companhia da biofísica ROSALIND FRANKLIN (1920-1958), foi o primeiro a obter um raio X da dupla hélice do DNA, que permitiria a FRANCIS CRICK e JAMES WATSON montar o modelo definitivo. Pela descoberta, os três receberam o Prêmio NOBEL de FISIOLOGIA ou MEDICINA, de 1962. ROSALIND já havia morrido em 1958. Para WATSON, o único dos quatro que ainda vive – CRICK morreu em julho, também aos 88 anos – disse que WILKINS era um “cientista muito inteligente, com uma preocupação profunda para que a ciência fosse usada em benefício da sociedade”, que “começou quando ele era jovem, quando presenciou as atrocidades da guerra, e continuou ao longo de sua vida”, “Seu desaparecimento será muito sentido”, completou. Apesar dessa preocupação com o uso da ciência, WILKINS participou, durante a 2 ª GUERRA MUNDIAL, do PROJETO MANHATTAN, o programa americano para a fabricação da BOMBA ATÔMICA. Mais tarde ele se arrependeu e se manifestou com veemência contra as pesquisas e o desenvolvimento de armas nucleares. Nascido em 1916, na NOVA ZELÂNDIA, WILKINS migrou para a INGLATERRA, onde estudou FÍSICA na Universidade de CAMBRIDGE, antes de mudar para a de BIRMINGHAM. Depois da guerra, deixou os EUA e foi ser professor na Universidade escocesa de SAINT ANDREWS, onde estuda o príncipe WILLIAM, da INGLATERRA – e, em 1963, passou a ensinar no KING´S COLLEGE, onde fez seus importantes experimentos e produziu imagens da forma da molécula do DNA.

CARLOS CARVALHAS renuncia ao cargo de secretário-geral do Partido Comunista Português. JERÔNIMO DE SOUZA assume seu lugar.

2 005   :    -    QUARTA-FEIRA
A Associação dos Oficiais da PMESP está comunicando que hoje a nova Sede Administrativa mudou para a Rua TENENTE JÚLIO PRADO NEVES, 1155 – TREMEMBÉ – FONE: 6204-5034/6991
                                        4699/6991/3525

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO – DISTRITAL SUDESTE
Convidamos você a participar do nosso Encontro-debate:
Dia 5 de outubro de 2005 – a partir das 19:00 horas
PLEBISCITO SOBRE DESARMAMENTO
Mediador: CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO
E apresentação da
Ronda Comercial de 3 ª Cia do 12 º Batalhão de Polícia Militar

GIACINTO COSIMO CATALDO
Diretor Superintendente

Apresentação Teatral: A REVOLUÇÃO DE 1932 – UMA VISÃO MUSICAL
DATA: 05/10/2005
HORA: 20h30    
LOCAL: COLÉGIO SANTO IVO – UNIDADE II
                 RUA PASSO DA PÁTRIA, 1705 – ALTO DA LAPA

Com rosas amarelas, brancas e vermelhas, aproximadamente 300 fiéis lotam a igreja Matriz, no centro de GUARULHOS, para uma recepção inédita. Por volta das 10:19 horas, a réplica peregrina da imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA entra na paróquia nas mãos do bispo dom LUIZ GONZAGA BERGONZINI e do padre PALMIRO CARLOS PAZ, da Arquidiocese de SÃO PAULO.
Após a entronização da imagem ao lado do altar, o padre RENÉ LIMA inicia as orações e os ritos de agradecimento.
Logo mais à noite haverá a primeira missa com a presença da imagem. Também teremos duas missas amanhã, com a despedida da santa.
A passagem da santa pela cidade tem um propósito que vai além da visitação dos fiéis. O PADRE PALMIRO, da Arquidiocese de SÃO PAULO, diz que a imagem está percorrendo as cidades que são cortadas pelo rio TIETÊ, pelo projeto “TIETÊ: ESPERANÇA APARECIDA”, objetivando conscientizar as pessoas da importância de preservação desse rio, que “é uma fonte de vida”. Por esse motivo, a peregrinação da imagem desta vez começou em SALESÓPOLIS, onde está a nascente do rio, já passou por BIRITIBA-MIRIM, MOGI DAS CRUZES, SUZANO, POÁ e ITAQUAQUECETUBA. Após a passagem pela PENHA, na Capital, a imagem irá de barco pelo TIETÊ até a PONTE DO PIQUERI, para ser levada à paróquia de SÃO LUIZ GONZAGA, em PIRITUBA, na zona oeste, onde haverá missa e procissão no próximo dia 12, dia de NOSSA SENHORA APARECIDA.
  
Manhã de muito trabalho em minha biblioteca. Ando atrasado com meus arquivos e procuro acertar diversas pastas, antes de ir para SÃO PAULO. O MMDS preocupa-se com a campanha do desarmamento. Somos contra o fechamento das fábricas, onde cinco mil empregados estariam no “olho da rua” tão logo o plebiscito dê ganho ao “SIM”. Até as vésperas do dia 23 trabalharemos nesse sentido. CARMELO retorna de seus afazeres para nos ajudar nesta luta.
Pouco tempo permaneço ao lado dos oficiais, deixando mais para o nosso companheiro a direção dos trabalhos, pois tenho de participar do encontro dos associados do MMDC. Assim é que ao chegar na Sociedade, ali já estão: o presidente, GINO STRUFFALDI; o tesoureiro, CORONEL RICARDO JACOB; o associado FROTA e ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, diretor de Comunicação Social. O CORONEL CANAVÓ telefona-nos para dizer que se encontra num velório de parente. Por sua vez, o CORONEL MENDES desempenha papel importantíssimo na resolução de casos difíceis, como por exemplo o pagamento de um débito para com o jornal “ESTADO DE SÃO PAULO’, cuja dívida da Sociedade já estava apontada no SERASA. Depois, foi ele atrás do GUILHERME LEVENSTEIN para a assinatura no LIVRO DE OURO de uma doação de hum mil reais. Essas coisas, a rigor, seriam atribuições do tesoureiro, mas o RICARDO JACOB encontra dificuldades para trabalhar nesse sentido.
Nas conversas informais desta tarde, o associado FROTA coloca-nos a par de uma conversa pela internet, na ORKUT, de uma manifestação infeliz de um tal de GALLO, que está por fora da realidade do MMDC. Fala esse cretino que coronéis da PM estariam tirando proveito de seis milhões de reais que sumiram durante a reforma do Monumento-Mausoléu. É uma aleivosia que poderá lhe dar grandes dores de cabeça. Iremos levar ao conhecimento da Diretoria Jurídica que estudará a melhor forma de colocar esse sujeito no seu devido lugar. O que ele fez foi de pura difamação à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, cujos reais motivos desconhecemos.
Nas conversas com o tesoureiro fica patente que até agora ele nada fez em prol de arrumar dinheiro para a Sociedade, ou pelo menos aliviar as contas que vão surgindo, além daquelas que são uma “herança” da gestão passada. Trabalha ele num possível encontro da diretoria com o presidente do BANESPA. Preparou slydes maravilhosos, que ele mostrou para mim nesta tarde. Agora falta a ser marcada uma data. Enquanto isso, o crédito rotativo continua rolando.
Com a chegada do MENDES, vamos ficar cientes do que ele realizou nesta tarde: fez um acordo com o “ESTADO”, para pagamento da dívida que era de seiscentos reais e que agora é de novecentos. Recebeu o dinheiro do LEVENSTEIN e acertou outras pendências.
O problema agora diz respeito a férias da funcionária LUCIENE, que venceram ontem. O RICARDO não quer pagar já a quantia que ela tem direito. Isso traz um mal estar entre a funcionária e nós da diretoria.
Apesar de tudo, as coisas vão transcorrendo bem na Sociedade. Fica patente que nossos inimigos estão sempre nos atacando, nos subterrâneos da internet e nas conversas que eles têm e que aos poucos ficamos sabendo. A crise financeira está sendo contornada e o crédito rotativo é ainda o grande fantasma que o tesoureiro não conseguiu resolver. O MENDES tem idéia de fazê-lo baixar gradativamente, mas para isso precisamos de um dinheiro prometido pela FARAH SERVICE.

Retorno tarde para casa. LUCINDA foi visitar dona VALDECIR, internada no hospital PADRE BENTO, ontem, em precárias condições de saúde. Durante vinte dias esteve internada num hospital do litoral, onde não foi bem tratada. Diz a LUCINDA que é lastimável o quadro de saúde de sua amiga. O sr. JOSÉ DITO chora desesperadamente ao lado da esposa enferma. A família está arrasada. Dona VALDECIR tem uma infecção generalizada e com uma grande perda de glóbulos vermelhos, à beira de uma leucemia.  Está muito fraca e não se acredita muito que ela possa se restabelecer. A família morava defronte de nossa casa. Há anos, sr. JOSÉ DITO e dona VALDECIR resolveram se mudar para o litoral.

Professores protestam e ALCKMIN retira projeto sobre temporários. Manifestantes interditaram a AVENIDA PAULISTA durante quatro horas. O governo informou que “a medida que prevê a contratação temporária de servidores será retirada”. Os estudos serão ampliados e haverá debates sobre o tema.

O ex-prefeito PAULO MALUF foi examinado hoje pelo médico gastroenterologista SÉRGIO NAHAS. “Posso garantir que bem ele não está”, disse NAHAS, que afirmou que vai reiterar o pedido para que MALUF faça uma endoscopia digestiva e uma  colonoscopia. Também hoje os advogados de FLÁVIO MALUF entraram com pedido de liberdade em favor do filho do ex-prefeito no Supremo Tribunal Federal, órgão máximo da Justiça no País.

Acusado de ser um dos maiores traficantes da BAIXADA SANTISTA, RONALDO DUARTE BARSOTTI DE FREITAS, o NALDINHO, teve de deixar uma audiência hoje no Fórum da PRAIA GRANDE, após se desentender com o policial PEDRO IGNÁCIO DA SILVA, testemunha de acusação em processo contra o criminoso. NALDINHO, o ex-goleiro ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o EDINHO, filho de PELÉ, e outros sete acusados de envolvimento com o tráfico de drogas – todos presos – acompanharam os depoimentos de quatro policiais. EDINHO não foi ouvido hoje, mas acompanhou a audiência, que se estendeu pela madrugada.

Depois de um dia inteiro de negociações e tentativas de salvar alguns deputados denunciados pelas CPIs DOS CORREIOS e do MENSALÃO, o deputado RÓBSON TUMA encerrou hoje relatório da Comissão de Sindicância da Corregedoria da Câmara. O texto contém a recomendação de que todos os suspeitos sejam investigados pelo Conselho de Ética e processados por quebra de decoro parlamentar. São citados 13 dos 16 denunciados pelas CPIs – os outros três, JOSÉ DIRCEU, SANDRO MABEL e ROMEU QUEIROZ, já respondem a processos no Conselho. Se a Mesa Diretora aprovar o relatório, o Conselho abrirá um processo para cada deputado. O relatório é dividido em capítulos, uma para cada parlamentar, com uma recomendação conjunta. Durante todo o dia houve uma romaria de deputados suspeitos aos gabinetes de membros da Comissão, na esperança de serem poupados.

O ministro das Relações Institucionais, JAQUES WÁGNER, disse hoje que o governo está “estendendo o debate” sobre a transposição do rio SÃO FRANCISCO. Na prática, isso significa retardar as obras e ganhar tempo para convencer o bispo LUÍS FLÁVIO CAPPIO a encerrar a greve de fome contra o projeto. Há onze dias sem comer, o bispo já perdeu quatro quilos e está ofegante.

O CORINTHIANS venceu hoje à noite o FLUMINENSE por 2 a 0, consolidando sua liderança no CAMPEONATO BRASILEIRO. O PALMEIRAS goleou o PAYSSANDU por 5 a 3, tem agora 49 pontos e subiu para o quarto lugar na classificação. No BEIRA-RIO, o INTERNACIONAL venceu o SÃO PAULO por 3 a 0, quebrando a série de oito jogos sem derrotas do time paulista.

O julgamento do cirurgião plástico FARAH JORGE FARAH, 55 anos, acusado de matar e esquartejar a ex-namorada MARIA DO CARMO ALVES, 46 anos, em janeiro de 2003, continua sem data definida. Os advogados do médico recorreram no Superior Tribunal de Justiça, em BRASÍLIA, da sentença de pronunciamento que manda o réu a júri popular. O crime aconteceu há dois anos e nove meses, na clínica de FARAH, em SANTANA, zona norte da Capital. A leitura da bíblia é o maior passatempo na prisão. FARAH está preso desde 27 de janeiro de 2003 na carceragem “VIP” do 13 º Distrito (CASA VERDE), zona norte, onde só ficam recolhidos os detentos com diploma de curso superior.

Um rapaz subiu, hoje de manhã, pela porta de trás do ônibus que faz a linha 1655 (JARDIM SÃO LUIZ) em BARUERI. Trazia nas mãos uma sacola plástica e um saquinho de pães. Mudou duas vezes de lugar até que se sentou no banco dos fundos. Abriu o pacote, tirou um pãozinho e começou a comê-lo. O comerciante EDVALDO RODRIGUES DOS SANTOS, 32 anos, que estava sentado perto do rapaz, viu quando ele fez um “gesto estranho”. Pensou que o moço jogava as cascas de pão no assoalho do coletivo. Ao virar a cabeça, a testemunha viu o rapaz agitar uma lata. Não deu bola. Virou para o lado. De repente, ouviu o barulho de um isqueiro e quando olhou, o rapaz estava em chamas. Segundo o delegado da cidade, HÉLIO BRESSAN, o jovem virou a lata com gasolina na cabeça e pôs fogo no próprio corpo. Ele foi socorrido pelo helicóptero da Polícia Militar e levado ao Hospital das Clínicas, tendo 80% do corpo atingido por queimaduras de terceiro grau. O jovem correu para o meio do ônibus, em chamas. O motorista NELSON ZIGGIO FILHO, 37 anos, parou o veículo imediatamente. Pegou o extintor e apagou o fogo. No tumulto, três passageiros ficaram feridos. Quatro também ficaram queimados e foram para o Hospital VILA PENTEADO. Duas pessoas continuam internadas e não correm risco de morte. O rapaz estava sem documentos e até o fim da noite não havia sido identificado.          

SUSPENSO por 30 dias o mandato do deputado JOSÉ NOBRE GUIMARÃES, irmão de JOSÉ GENOINO. Ele é acusado de ter usado CAIXA 2 na campanha do partido para o governo do Estado em 2002. Seu nome ficou conhecido quando seu assessor foi pego no aeroporto de SÃO PAULO com 100 mil dólares na cueca. Em FORTALEZA.

INDENIZADO por danos morais um ex-funcionário da rede EXTRA que fora obrigado a dançar a música tema da novela ESCRAVA ISAURA em cima de uma mesa, na frente de outros funcionários, por não ter cumprido as metas estabelecidas pela chefia. Em SÃO PAULO, pela 3 ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2 ª Região.

A Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial da RÚSSIA confirmaram a data de 22 de março de 2006 para a missão que levará ao espaço o astronauta brasileiro MARCOS CÉSAR PONTES. Ele embarcará na nave SOYUS para o desenvolvimento de experiências científicas na Estação Espacial Internacional (ISS).

As chuvas causadas pelo furacão STAN, que na terça-feira chegou ao Estado mexicano de VERACRUZ, provocaram deslizamentos de terra no povoado de GUATEMALA, causando a morte de 61 pessoas.

O italiano SALVATORE CRISAFULLI, que permaneceu em coma profundo por dois anos, despertou há três meses e disse ter escutado e entendido tudo o que foi dito perto dele.          “Os médicos disseram que eu não estava consciente, mas eu entendia tudo e me desesperava”, afirmou CRISAFULLI, de 38 anos, pai de quatro filhos. Sua recuperação deu força aos italianos que se opõem a soluções como a eutanásia. O caso foi comparado ao da americana TERRI SCHIAVO, cujos aparelhos de alimentação foram desligados após uma longa batalha judicial. Mas os especialistas garantem que os dois quadros clínicos eram  diferentes.
    
O francês YVES CHAUVIN, de 74 anos, e os americanos ROBERT GRUBBS, de 63, e RICHARD SCHROCK, de 60, venceram o Prêmio o PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA, por avançarem na síntese de moléculas para produzir compostos mais barato, mais efetivos e menos poluentes.

DIVIDIDA a ESCOLA DE ANATA, no subúrbio de JERUSALÉM ORIENTAL – ocupado e anexado por ISRAEL – pelo muro de 8 metros de altura que separa judeus de palestinos. O muro, que se estende por mais de 650 km, cruza o pátio do liceu e limita o espaço recreativo disponível para os 800 alunos palestinos. A edificação foi declarada ilegal e teve sua destruição ordenada em 2004 pela Corte Internacional de Justiça e pela Assembléia Geral da ONU. O governo de ISRAEL ignorou as exigências. Na CISJORDÂNIA.

ACIDENTOU-SE a atriz LINDSAY LOHAN, ao bater seu carro em uma van quando fugia de um paparazzo. É a segunda vez que ela se acidenta ao fugir de fotógrafos. Em LOS ANGELES.

O cantor e pianista americano STEVIE WONDER, 55 anos, cego desde que era bebê devido a uma retinite pigmentosa, está entre os voluntários que se submeterão a uma nova técnica de cirurgia ocular para tentar recuperar a visão. A cirurgia consiste na implantação de um chip computadorizado nos olhos que poderia reativar e recompor a retina. A notícia foi somente revelada nesta quarta-feira.

2 006   :   -    QUINTA-FEIRA
A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC tem hoje cedo um compromisso no 2º BPE, onde o Comandante TENENTE-CORONEL ILDEFONSO FALCÃO planejou uma solenidade pelos 74 anos do término do Movimento Constitucionalista. Encontro-me com o GINO e o CORONEL MENDES na rua PEDRO VICENTE, perto da estação ARMÊNIA. O MENDES nos leva até OSASCO, onde se situa o 2º BPE. Ali, oficiais vindos do RIO DE JANEIRO, trazem a Medalha GARRA E CORAGEM para o GINO, MENDES e VENTURA.
LEGIÃO DOS VETERANOS DE GUERRA DO BRASIL

SEÇÃO NITERÓI – FUNDADA EM 22/11/1971

UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL N º 7.351/74
UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL DELIBERAÇÃO N º 2.700/70


MEDALHA
GARRA E CORAGEM

A Legião dos Veteranos de Guerra do Brasil. Seção Niterói, outorga ao
CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
A “MEDALHA GARRA E CORAGEM”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa dos veteranos da Segunda Guerra Mundial e ao sacrifício e bravura dos “Homens do Mar”.

NITERÓI, RJ, 02 DE OUTUBRO DE 2006

                                                      _________  
Presidente

É uma grata surpresa receber essa medalha, já no início de nossa permanência no 2º BPE. Em seguida, vamos cumprimentar o TENENTE-CORONEL ILDEFONSO FALCÃO.
Em seu gabinete, cumprimentamos vários oficiais da nossa Marinha, que receberão nesta manhã a Medalha Governador PEDRO DE TOLEDO. Estando presentes aqueles que irão ser condecorados, vamos para o local de destaque, onde podemos assistir a apresentação da tropa formada. Estão conosco, do MMDC, o TENENTE PM GONÇALVES e as funcionárias LUCIENE e LILIAN, convidadas do SUBTENENTE NOVAIS, um dos relacionados para ser condecorado nesta manhã.
Após a apresentação da tropa, do canto do HINO NACIONAL, acontece a entrega da Medalha Governador PEDRO DE TOLEDO:

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Tenente Coronel
ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JUNIOR
Major
EDISON APARECIDO SIMÕES JUNIOR
Capitão
CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA SOBRINHO
Capitão de Corveta
LUCIANO MOURA DA COSTA
Capitão de Mar e Guerra
NELSON CANGELLAR JUNIOR
Capitão de Mar e Guerra
EDLANDER SANTOS
Subtenente
NOVAIS COSTA
Subtenente
ARABUTAN APOLÔNIO DA SILVA
1 º Sargento
RONALDI BARBOSA
2 º Sargento
FRANCISCO GEORGE TRAJANO DE SOUZA
2 º Sargento
MARCO ANTONIO DE SOUZA AMORIM
3 º Sargento Inf
JOSÉ AGENOR CRISPIM
O TENENTE-CORONEL FALCÃO faz uso da palavra e faz um pequeno histórico do Movimento Constitucionalista de 1932, com ênfase para a biografia do Governador PEDRO DE TOLEDO.
Terminada a solenidade, somos convidados para um almoço. Durante as conversas com os Capitães-de-Mar-e-Guerra NELSON CANGELLAR JÚNIO e EDLANDER SANTOS e CAPITÃO CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA SOBRINHO, é-nos prometida uma reforma do telhado da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, um sonho que parece que iremos ver realizado, depois de dez anos. É que, quando a chuva é forte, entra água nas dependências do MMDC. Prometem que estarão no MMDC na próxima quarta-feira.
Deveriam receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO oficiais do RIO DE JANEIRO:

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Gen. Div. R/1
DOMINGOS VENTURA PINTO JÚNIOR
Ten. Cel. Inf.
REGIS AYRTON LERMEN
Ten. Cel. QMB
CESAR AUGUSTO GARRITANO FERREIRA
Ten. Cel. BM
MARCELO GISLER
Maj. Inf.
CARLOS ALBERTO NACCER
Maj. Com
GEOVANNI DIAS MANCIO
Cap. Inf.
ANDRÉ LUIZ DE SOUZA DIAS
1º Ten. QAO
JULIO ELSON BEMFICA
Subten Eng.
FERNANDO LUIZ DA SILVA FERNANDES
2º Sgt. PM
RODINEY BARBOSA TEIXEIRA
Mas apenas compareceram o MAJOR GEOVANNI DIAS MÂNCIO, o 1º TENENTE JÚLIO ELSON BEMFICA e o 2º SARGENTO RODINEY BARBOSA TEIXEIRA. LERMEN, GARRITANO, GISLER, ANDRÉ LUIZ e subtenente FERNANDO não puderam vir por causa de serviço. O General VENTURA está adoentado. 
Passam das 13 horas, quando retornamos do 2º BPE. Vamos agora para a Sociedade, pois está marcada para às 15 horas uma reunião extraordinária com o GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO, a pedido dele, para explicar assuntos relativos ao restauro do Monumento Mausoléu.
No MMDC, o ROMAGNOLI diz que hoje foi publicado no Diário Oficial o despacho do juiz quanto ao MANDADO DE SEGURANÇA impetrado pelo O ESTADO DE SÃO PAULO, quanto ao Direito de Resposta ao artigo de DUAILIBI. Diz o juiz que o requerimento do impetrante extrapola os limites da lide. Nega portanto o direito ao Mandado de Segurança. É uma vitória nossa no processo movido contra o jornal.
Nesta tarde, com a presença do General, GINO, MENDES, VENTURA, ROMAGNOLI e JANAÍNA, acontece uma reunião que em certos momentos fica “quente”, quando o general acha de dar “chave de galão” no GINO, por ser ele Capitão. Mas todas as explicações do general, com relação ao Decreto Nº 50.923, de 29 de junho de 2006, que ele acha que deverá sofrer alteração, caem por terra, quando a JANAÍNA, no computador, descobre por acaso o DECRETO Nº 51.130, de 25 de setembro de 2006, que revoga o anterior, determinando que a Polícia Militar fique encarregada da conservação e da restauração do Monumento (Artigo 3º). Percebe-se que o general não esperava por esta notícia e fica sem ação. Não podemos antecipar o que poderá acontecer daqui por diante, porque o general quer levar ao conhecimento do CONDEPHAAT esse novo estado de coisas.
A reunião termina depois das 18 horas. O MENDES e o GINO ainda vão à Câmara Municipal, onde o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO, Comandante do IV COMANDO AÉREO REGIONAL (IV COMAR), receberá o Título de cidadão paulistano, por propositura do presidente da Casa, vereador ROBERTO TRÍPOLI. A mesa-de-honra da solenidade foi formada por: MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO; vereador ROBERTO TRÍPOLI, presidente da Câmara Municipal de SÃO PAULO; juiz EVANIR FERREIRA CASTILHO, presidente do Tribunal de Justiça Militar; TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR WÁLTER WÉRNER BRÄUER; BRIGADEIRO-DO-AR JOÃO ALBERTO CORREIA NEVES; VICE-ALMIRANTE JOSÉ CARLOS CARDOSO, comandante do 8º DISTRITO NAVAL; GENERAL-DE-DIVISÃO SÉRGIO LUIZ VAZ DA SILVA, comandante da 2 ª REGIÃO MILITAR, representando o GENERAL-DE-EXÉRCITO LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO, comandante militar do SUDESTE; MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ VICENTE CABAL CHECCHIA; BRIGADEIRO-DO-AR SÉRGIO PEINADO MINGORANCE, comandante da ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA.  

A lógica da tabela de classificação prevaleceu. Melhor colocado e na luta pelo título brasileiro, o SANTOS mostrou eficiência nos contra-ataques, cabeça fria, força na marcação e segue soberano nos contra-ataques. Com gols de KLEBER, LEANDRO e RODRIGO TABATA desbancou o ameaçado de rebaixamento, CORINTHIANS, por 3 a 0, no PACAEMBU. O CRUZEIRO derrotou o INTERNACIONAL por 2 a 1, no MINEIRÃO, e deixou os gaúchos – 44 pontos – mais longe da briga pelo título nacional. Os mineiros, com 40 pontos, ainda sonham. No MARACANÃ, o BOTAFOGO bateu o SANTA CRUZ por 3 a 0 e manteve o rival na lanterna. 

CIDADES/METRÓPOLE, jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 5 de outubro de 2006.
CASO UBIRATAN
TIRO SAIU DO REVÓLVER 38 DO CORONEL
Exame de balística comprova que ele foi morto pela arma que desapareceu de seu apartamento após o crime.
Agora é oficial. O Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica comprovou que o coronel da reserva e deputado estadual UBIRATAN GUIMARÃES foi assassinado com sua própria arma: um revólver calibre 38, que desapareceu de seu apartamento, nos JARDINS, zona sul de SÃO PAULO.
O exame de confronto balístico constatou que o projétil apreendido no sofá da vítima tinha impressões de raia idênticas a dos fragmentos recolhidos num sítio em ESPÍRITO SANTO DO PINHAL, onde UBIRATAN costumava praticar tiro ao alvo. A impressão de raia é a marca do interior do cano da arma que fica estampada no projétil. É como uma impressão digital: cada arma deixa a sua.
O laudo balístico foi entregue ao DHPP anteontem à noite. O delegado MARCO ANTÔNIO OLIVATO ainda aguarda o resultado do exame metalográfico (que busca vestígio de sangue e tiro) nas roupas da advogada CARLA PRINZIVALLI CEPOLLINA, de 40 anos, e nas toalhas apreendidas no apartamento de UBIRATAN. 

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ordenou à coordenação de sua campanha que encontre uma “solução definitiva” para o escândalo do dossiê VEDOIN antes do debate de domingo na tevê com o candidato do PSDB à Presidência, GERALDO ALCKMIN. LULA quer apresentar no confronto a alegação de que o PT tomou providências. A “solução” passa pelo afastamento do presidente do PT, RICARDO BERZOINI, e pela expulsão de cinco filiados. O afastamento será proposto amanhã, numa reunião da Executiva Nacional, em SÃO PAULO. BERZOINI é acusado de ter ligação com alguns dos petistas envolvidos na obtenção de 1,7 milhão de reais para comprar o dossiê. Até esta noite ele resistia a deixar o comando do partido. 

Um dia após ter sido preso, o empresário e ex-senador LUIZ ESTÊVÃO DE OLIVEIRA conseguiu a libertação no Superior Tribunal de Justiça. O ministro PAULO GALLOTTI concedeu uma liminar garantindo a ESTÊVÃO o direito de esperar em liberdade o julgamento de um pedido de hábeas corpus. Ele foi preso na quarta-feira, dia 4, por ordem do Tribunal Regional Federal, em um prédio da Justiça Federal. O ex-senador foi condenado a 3 anos e 6 meses de prisão num processo em que foi acusado de uso de documento falso

A polícia paulista identificou três suspeitos dos furtos de obras raras da Biblioteca MÁRIO DE ANDRADE, que tem o segundo maior acervo literário do país. Os roubos foram descobertos em setembro. Um dos acusados já havia sido preso em 2004 por ter furtado livros da Biblioteca Nacional do RIO. JOSÉ CAMILO DOS SANTOS, responsável há 25 anos pelo setor de restauro e encadernação da MÁRIO DE ANDRADE, o ex-cunhado dele, ERIVALDO TADEU DOS SANTOS NUNES, e o ex-estagiário da biblioteca, RICARDO PEREIRA MACHADO, foram detidos esta semana. Apenas NUNES foi preso em flagrante. Os demais foram liberados pela Justiça.

Peritos do IML de BRASÍLIA identificaram hoje, pelas impressões digitais, os primeiros nove corpos de vítimas do acidente da GOL. Estes corpos chegaram ao IML no dia 4 de outubro com outros sete que, ainda não foram reconhecidos. Emocionados, os familiares foram ao local retirar as declarações de óbito. Entre os identificados está o gerente regional do banco HSBC, FRANCISCO CHAGAS LOIOLA, 44 anos. Natural de FORTALEZA (CE), ele morava em BRASÍLIA e estava em MANAUS a trabalho. 
Foi inaugurada hoje a 27ª BIENAL DE SÃO PAULO para convidados. No dia 7, sábado, o grande público terá acesso a ela. Foge dos modelos tradicionais adotados pelas últimas edições do evento, abolindo segmentos fixos como o das representações nacionais e implodindo algumas forma clássicas de organização, como a separação por gêneros, nações ou origem dos artistas. Na tentativa de resumir o conceito da mostra, a curadora LISETTE LAGNADO fala na importância essencial da noção de coletividade, expressa no próprio título, “COMO VIAJAR JUNTO”, na montagem propositalmente sem hierarquias e também na presença marcante de trabalhos feitos ou por grupos de artistas ou por intervenções que buscam integrar ao campo da arte segmentos normalmente afastados da sociedade.

Um confronto entre mineiros bolivianos vinculados à estatal COMIBOL – que ganhou importância com a política de nacionalização dos recursos naturais levada a cabo pelo presidente EVO MORALES – e trabalhadores cooperativados da cidade de HUANUNI deixou hoje pelo menos 9 mortos e 60 feridos. A ministra do Interior, ALÍCIA MUÑOZ, falou de 12 mortes, o que não foi confirmado. Estima-se em mais de sessenta mil o número de mineiros cooperativados que buscam o direito de trabalhar nas jazidas sob o controle da COMIBOL.

Em visita-surpresa ao IRAQUE, a secretária de Estado americana CONDOLEEZA RICE sentiu na pele a onda de violência que vem assolando o IRAQUE nas últimas semanas. O avião que a levava de JERUSALÉM, em ISRAEL, para BAGDÁ teve de sobrevoar por 45 minutos a capital iraquiana antes de aterrissar, por causa de um ataque de foguetes na região do aeroporto. Ao desembarcar com sua equipe, CONDOLEEZZA usava um colete à prova de balas.
A visita sem anúncio prévio ocorreu no dia em que atentados deixaram mais de 34 mortos, incluindo o deputado curdo MOHAMMAD REDHA MOHAMMAD, primeiro integrante do PARLAMENTO.

2 007    :     - SEXTA-FEIRA
FAZER TUDO DIREITO, DENTRO DAS NORMAS DA CORREÇÃO, NÃO É UMA ATITUDE NORMAL NOS DIAS DE HOJE, POIS AS PESSOAS SE ACOSTUMARAM A EXERCITAR A FALSIDADE, DECLARANDO QUE FAZEM O CERTO, MAS SÓ DIZEM ISSO PARA OCULTAR O ERRADO.

Primeiro longa de JOSÉ PADILHA (do documentário “Ônibus 174”), “TROPA DE ELITE” teve sua estréia antecipada para hoje, no RIO e em SÃO PAULO (nos outros Estados, o lançamento será dia 12 de outubro). O filme conta a história do CAPITÃO NASCIMENTO (WÁGNER MOURA), pertencente ao BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS) que está cansado de “ir para a guerra”, ou seja, de combater o tráfico de drogas. Para sair do batalhão, ele tem de encontrar um substituto. Cruzam o seu caminho NETO (CAIO JUNQUEIRA) e MATIAS (o estreante ANDRÉ RAMIRO). O primeiro, impulsivo, não consegue lidar com a corrupção que assola a polícia. MATIAS faz faculdade de direito e sonha em se tornar advogado. Enquanto NASCIMENTO tenta encontrar seu sucessor, o filme mostra como podem ser perversas as relações entre polícia, traficantes, governo e sociedade. 
CONVITE
O Comandante do Policiamento do Interior Sete, CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GAIOTTO, tem a honra de convidar Vossa Excelência para a solenidade de outorga do Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842.
DATA: 05 DE OUTUBRO DE 2007
HORÁRIO: 16 horas
LOCAL: RUA BENTO MANUEL RIBEIRO, 209
                CERRADO – SOROCABA – SP
Junto com esse convite, o CORONEL AZAMBUJA, do Exército, 14ª CSM, mandou um bilhete “GOSTARIA DE CONTAR COM SUA PRESENÇA”. 
GINO mantém contato telefônico comigo. Diz ele que estará às 14:45 horas na Assembléia Legislativa para uma entrevista programada pelo Deputado Estadual, MAJOR PM Res OLÍMPIO. Fica combinado que ele irá diretamente de sua casa para o local, não passando pela Sociedade. Por outro lado, tenho de resolver um problema ligado com a entrega do Colar CARLOS DE SOUZA NAZARETH para o Cmt Geral da PMESP.
Logo depois também recebo um telefonema do CORONEL PM MENDES. Ele diz que deixará um documento, agora cedo, na Sociedade, relativo à entrega de três medalhas “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”, em 10 de outubro, em SANTOS DUMONT – MG. Ele irá para TAQUARITINGA logo em seguida.
Face empenho total dos oficiais do MMDS, vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. RONALDO fica encarregado de entregar o relatório dos oficiais e o que eles fizeram hoje. No MMDC, acerto o problema das medalhas que será entregues em SANTOS DUMONT, no dia 10. CÉSAR ATAÍDES FIGUEIRA TORRES irá receber a Medalha Constitucionalista. No seu currículo já constava a entrega da “PEDRO DE TOLEDO”. Entro em contato, pelo celular, com o CORONEL MENDES. Ele se encontra perto de ARARAQUARA, a caminho de TAQUARITINGA. Acerto essa situação, pois ele deixou em seu recado que era para ser entregue a PEDRO DE TOLEDO a três pessoas. Irão receber esta Medalha o professor CLÉBER ALMEIDA DE OLIVEIRA e o SUBTENENTE Cav FRANZ STEIN LIGÓRIO DA FONSECA.
Recebemos a visita do CAPITÃO PM ALBERTO TOMASHIRO, do 11º BPMM. Quer imagens da solenidade de 9 de Julho último para ilustrar um trabalho acadêmico. Durante um bom tempo examina as fotos que temos no computador, escolhendo algumas delas.
Numa tarde tranqüila, resolvo sair mais cedo da Sociedade e ir até o Quartel do Comando Geral. Deixo o ofício solicitando a confecção dos diplomas dessas três medalhas com a CAPITÃO Fem PM ELIANE, responsável pelo Cerimonial. Também converso com ela a respeito da entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH para o Cmt Geral e estandarte da Corporação. Fica de ser acertada uma data para a entrega da comenda. No GCG, também converso com o TENENTE BARRETO, associado do MMDC. Retorno para casa.

Subiu para 52 o número de mortos na queda de um avião cargueiro ANTONOV, da MAILA AIRLIFT, ocorrida no dia 4 de outubro em KINSHASA, na REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. O ministro dos Transportes, HENRI KUSEYO, foi demitido “por ser incapaz de organizar o setor aéreo”. A maioria das companhias congolesas é proibida de voar na EUROPA.

Piorou o estado de saúde do bispo emérito de APARECIDA, d. ALOÍSIO LORSCHEIDER, de 83 anos. Internado desde 21 de setembro no Hospital SÃO FRANCISCO, em PORTO ALEGRE, o religioso está consciente. “Seu estado é muito frágil. Tem altos e baixos. E o coração está bastante comprometido. O caso é grave e complicado”, informou o cardiologista FERNANDO LUCCHESE.

O BRASIL tem 183,88 milhões de habitantes, quase 2 milhões a menos do que indicavam as projeções feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela contagem. O resultado ainda é preliminar. Em 1996, a população era de 156 milhões. Estimativas indicam que, se for mantido o atual padrão reprodutivo (dois filhos por mulher), daqui a 50 anos a população deverá parar de crescer. Os resultados preliminares foram divulgados hoje. 

Chegou a SÃO PAULO, nesta manhã, o segundo grupo de refugiados palestinos vindos da JORDÂNIA. Pelo menos 35 pessoas desembarcaram no Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS. Os refugiados viviam no campo de RUWESHED, na JORDÂNIA, a 70 km da fronteira com o IRAQUE, desde 2003.
Outros 35 palestinos do mesmo campo já haviam chegado ao país em 21 de setembro e foram instalados em cidades do interior de SÃO PAULO e do RIO GRANDE DO SUL.
Com o apoio da ONU, um terceiro grupo, com 37 pessoas, deverá desembarcar no BRASIL no dia 18 de outubro. Com a decisão das autoridades  brasileiras de receber os palestinos, o campo de refugiados será definitivamente fechado. Eles foram acolhidos pelo governo brasileiro através do Programa de Reassentamento Solidário.

Após ter sido considerado culpado pelo acidente que matou duas pessoas no interior de SÃO PAULO, há seis anos, IVAIR DOS REIS GONÇALVES, o RENNER da dupla RICK E RENNER, está triste e evitando tocar no assunto. RENNER já tinha sido condenado pelo acidente em 2005, mas houve recurso tanto da defesa quanto da acusação. No novo julgamento, realizado na quarta-feira, dia 3 de outubro, o Tribunal de Justiça manteve a condenação e aumentou a pena para três anos e seis meses de detenção, além de determinar a suspensão da carteira de motorista dele pelo mesmo período. Ainda cabe recurso da decisão. O cantor teve a pena substituída pelo pagamento de 360 salários-mínimos e pela prestação de serviços à comunidade, o equivalente a uma hora de tarefa por dia de condenação.

O pai-de-santo ELSON JOSÉ MASSAGGI, de 42 anos, foi preso hoje pela manhã acusado de ter agido como comparsa do maníaco da CANTAREIRA, ADEMIR OLIVEIRA DO ROSÁRIO, de 36 anos, no assassinato dos irmãos FRANCISCO OLIVEIRA FERREIRA NETO, de 14, e de JOSENILDO JOSÉ OLIVEIRA, de 13. ADEMIR esfaqueou o adolescente mais velho e ELSON assassinou o mais novo.
ELSON admitiu em depoimento que conhecia os rapazes mortos, mas negou envolvimento no crime. Ele contou que é homossexual e que, como ADEMIR, atraía adolescentes com idades entre 14 e 15 anos para fazer sexo na mata da CANTAREIRA.

A decisão do Supremo Tribunal Federal de fazer valer a fidelidade partidária a partir de 27 de março desde ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral se manifestou sobre a questão, deve ter reflexos nas bancadas paulistas nos vários níveis. Entre os deputados federais pelo Estado, apenas CLODOVIL HERNANDES corre risco de perder o mandato, mas pelo menos três deputados estaduais estão na mesma situação. Na Câmara paulistana, também há três vereadores infiéis.
CLODOVIL rejeitou o termo “parlamentar infiel” e, por meio de sua assessoria, saiu atirando contra o partido pelo qual se elegeu, o PTC, que deseja reaver o seu mandato. O ex-apresentador de TV afirmou que seus mais de 490 mil eleitores “engordaram o bolso” do partido, mas que, ainda assim, o PTC não lhe deu suporte na Câmara.

A Justiça Federal do RIO suspendeu hoje, por meio de uma liminar, os efeitos da portaria, assinada pelo ministro TARSO GENRO, que concedeu anistia política post-mortem ao CAPITÃO CARLOS LAMARCA, com promoção ao posto de coronel e proventos de general-de-brigada, além de reparação econômica no valor de R$902,7 mil, em favor de sua viúva, MARIA PAVAN LAMARCA. A ação propondo a suspensão da portaria foi apresentada à Justiça pelo CLUBE MILITAR, que representa os oficiais do Exército.
Em julho, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça havia concedido indenização de R$300 mil à viúva e aos filhos de LAMARCA pelos dez anos em que estiveram exilados em CUBA. Com a promoção post-mortem, a viúva também passaria a receber do Ministério da Defesa uma pensão de R$12 mil – valor correspondente ao montante pago a um general-de-brigada do Exército. A juíza federal CLÁUDIA MARIA PEREIRA BASTOS NEIVA acatou os argumentos do CLUBE MILITAR, segundo o qual LAMARCA não poderia ser beneficiado pela anistia, porque seria desertor. A ação lembra até a data do seu termo de deserção: 13 de fevereiro de 1969.
A liminar suspende os pagamentos e os benefícios indiretos, inclusive a promoção no quadro de patentes, até o julgamento do mérito da ação, ainda sem data definida.
Em seu despacho, a juíza também disse considerar “altamente questionável a opção política de alocação de receitas para pagamento de valores incompatíveis com a realidade nacional, em uma sociedade carente de saúde pública em padrões dignos, deficiente na educação pública, bem como nos investimentos para saneamento básico, moradia popular e segurança”.
A ação com o pedido de anulação da portaria foi apresentada à Justiça no dia 10 de setembro, com a assinatura do advogado EMÍLIO ANTÔNIO SOUZA AGUIAR NINA RIBEIRO. No texto ele dizia que “a esdrúxula promoção post-mortem não tem qualquer lastro ou fundamento ético e, muito menos, valor jurídico, legal ou administrativo”.
Na ocasião, o coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos, ARIEL DE CASTRO, disse que a ação era “uma demonstração de força de setores reacionários ligados à ditadura”. E completou: “Se a Justiça aceitar essa provocação, estará aberto um precedente perigoso para o fortalecimento desses grupos, os filhotes da ditadura. Espero que não consigam guarida no Judiciário”.

O meia KAKÁ já é o melhor do mundo, pelo menos na opinião da maioria dos 57,5 mil jogadores de futebol que participaram da votação realizada pela Federação Internacional de Futebolistas Profissionais. A entidade divulgou hoje a seleção da temporada, que, além do astro do MILAN, conta com outro brasileiro bom de bola: RONALDINHO GAÚCHO, do BARCELONA.
RONALDINHO GAÚCHO não ganhou o prêmio de melhor do mundo desta vez, mas integra a equipe ideal da temporada junto com KAKÁ (MILAN). O goleiro BUFFON (JUVENTUS), os zagueiros NESTA (MILAN), PUYOL (BARCELONA), CANAVARO (REAL MADRID), e JOHN TERRY (CHELSEA), o volante GERRARD (LIVERPOOL). Os atacantes CRISTIANO RONALDO (MANCHESTER UNITED), MESSI (BARCELONA) e DROGBA (CHELSEA) completam o grupo.             

O juiz CARLOS CERDA decidiu hoje conceder liberdade provisória para LUCÍA HIRIART, viúva do ex-ditador chileno AUGUSTO PINOCHET, e aos cinco filhos do casal. No dia 4 de outubro, o próprio CERDA havia emitido ordem de prisão para a família de PINOCHET e outras 17 pessoas ligadas ao ex-ditador por suposto envolvimento no desvio de fundos públicos durante a ditadura chilena. Mas hoje decidiu permitir que 22 dos acusados ficassem em liberdade durante o processo.
A libertação, porém, não é imediata. A medida será submetida à Corte de Apelações de SANTIAGO. Se a decisão de CERDA for confirmada, o tribunal fixará uma fiança para cada um dos acusados, que poderão deixar a prisão.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, disse hoje ao premiê turco RECEP ERDOGAN, que ele não reconhecerá como “genocídio” a morte de 1,5 milhão de armênios, entre 1915 e 1917. Tramita no Congresso uma proposta para que os EUA reconheçam o caso como genocídio, mas BUSH descartou a idéia porque ela “afetaria as relações do país com a TURQUIA.

A Suprema Corte do PERU anunciou hoje que o julgamento do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI (1990-2000) por violações dos direitos humanos começará em 26 de novembro. Ele pode ser condenado a 30 anos de prisão e a pagar US$ 33 milhões de indenizações pelos massacres de BARRIOS ALTOS (15 mortos em 1991) e LA CANTUTA (dez mortos em 1992).

DIA 5 DE OUTUBRO DE 2008: - DOMINGO
A Constituição da República Federativa do Brasil completa hoje, 5 de outubro – dia das eleições – seu 20º aniversário. A atual Lei Orgânica da Nação é mais longeva que as de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1969 – se temos a Emenda nº 1/69 como documento constitucional, como ocorre em relação à Carta Imperial de 25 de março de 1824, editada por dom PEDRO I, e a Carta de 10 de novembro de 1937, decretada por GETÚLIO VARGAS.
A Constituição de 1824 foi mais do que simplesmente duradoura, pois assegurou estabilidade ao Império e conviveu com o período da Regência, tida como a “experiência republicana”, entre 7 de abril de 1831, data da abdicação, e a ascensão ao trono de dom PEDRO II, em 1840. Recebeu a emenda determinada pelo Ato Adicional aprovado pela Lei nº 16, de 12 de agosto de 1834, interpretada mediante a Lei nº 105, de 12 de maio de 1840.
Contribuiu decisivamente para a longevidade de 65 anos, segundo a observação de OCTACIANO NOGUEIRA, o artigo 178, cujo texto rezava. “É só Constitucional o que diz respeito aos limites, e atribuições respectivas dos Poderes Políticos, e individuais dos Cidadãos. Tudo, o que não é Constitucional, pôde ser alterado sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinárias”.
Redigida sob poderosa influência de RUY BARBOSA, a Constituição republicana de 1891 vigorou por 40 anos, sendo emendada unicamente em 1926. Denominada “Constituição Literária” pelo ministro ALIOMAR BALEEIRO, tinha 94 artigos, acrescidos de oito disposições constitucionais transitórias. Não obstante a clareza e o estilo invejáveis, ao abandonar o modelo centralizador, inerente ao Império, investiu os Estados de acentuado grau de autonomia e criou governadores fortes, aptos a desafiarem o governo central. Incapaz de oferecer soluções para as crises que abalaram a Velha República, sucumbiu diante da Revolução de 1930.
Da Constituição de 1934 se pode dizer que nasceu morta. GETÚLIO, chefe do governo provisório, desejava permanecer no poder. Impedido de se reeleger, deu o golpe de 10 de novembro de 1937 e exerceu soberanamente a Presidência durante 15 anos, até ser deposto em 29 de outubro de 1945.
Traço dominante das Constituições tem sido o espaço vazio entre elas e o povo. Este assistiu – atônito e bestificado, como observou ARISTIDES LOBO no episódio da Proclamação da República – a golpes, sedições militares e mudanças de regimes e de governos, em 1930, 1937, 1945, 1954, 1964, 1969 e 1985.
Pensada e redigida sob inspiração revanchista e utópica, a Constituição de 1988 passou ao largo das experiências de concisão e objetividade deixadas pela de 1824. A Assembléia Nacional Constituinte visou a torná-la original, como escreveu o dr. ULYSSES GUIMARÃES no preâmbulo A CONSTITUIÇÃO CORAGEM, ao destacar que, “diferentemente das sete Constituições anteriores, começa com o homem. Gratificamente testemunha a primazia do homem, que foi escrita para o homem. Que o homem é o seu fim e sua esperança. É a CONSTITUIÇÃO CIDADÔ.  
Faltou-lhe, ademais, projeto com os princípios básicos que lhe indicasse os rumos, ausência não suprida com a indicação do inócuo Conselho de Notáveis.
A Constituinte foi composta segundo os critérios prevalecentes no Congresso Nacional: reduzido número de cardeais e numeroso baixo clero. O artificialismo das legendas partidárias deu, por sua vez, ensejo à eleição de pessoas de nulos ou escassos conhecimentos da técnica constitucional, carentes de experiência, inconsistentes no plano das idéias, convivendo com astutos profissionais da política, carreirista e oportunistas.
Da Torre de Babel em que o Congresso se converteu não se poderiam aguardar bons frutos. Normas programáticas sobre proteção do emprego, modernização da estrutura sindical, direito de greve do servidor público, defesa do trabalhador contra a automação adormecem à espera de regulamentação. Em outros aspectos a Constituição é inoperante, como ao afirmar que saúde, educação, segurança são direitos de todos e dever do Estado. Assistência médico-hospitalar, acesso às boas escolas, proteção contra o crime são privilégios de quem pode pagar. O cidadão que não dispõe de meios para recorrer a médicos e hospitais de renome aguardará a vez no Sistema Único de Saúde (SUS), em longas filas de espera.
Prescrições referentes a meio ambiente, família, infância, adolescência, idosos são modelos da prolixidade constitucional inócua. Quem desconhece as queimadas e a extinção da fauna selvagem? Quem ignora a desagregação da família e o abandono da infância, responsáveis pela criminalidade entre adolescentes? Quem não sabe da violência contra crianças ou não ouviu falar da prostituição de meninos e meninas, do uso de menores no tráfico de drogas?
Corrigida por 62 emendas – uma das quais invalidou o princípio do direito adquirido e outra que permitiu a reeleição de chefes do Poder Executivo – a Constituição conserva, não obstante, o cancro da medida provisória. A reiteração de notícias acerca do terceiro mandato presidencial é manifestação alarmante da fragilidade da lei que deveria estar acima da vontade dos governantes, ser respeitada, estável e duradoura.
A Constituição não se limitou às regras sobre a estrutura do Estado e os direitos dos cidadãos. Sugeriu o nascimento, como produto de simples “vontade política”, da sociedade ideal e utópica, titular de ilimitados benefícios, independentemente do esforço de cada um e da cooperação de todos.
Enfim, com todos os seus senões, é a Constituição que temos e devemos preservar.
Texto publicado no dia 4 de outubro – 20 ANOS DE CONSTITUIÇÃO – por ALMIR PAZZIANOTTO PINTO – foi ministro do Trabalho e presidente do Tribunal Superior do Trabalho.           

Os 8,2 milhões de eleitores da maior cidade do BRASIL que vão hoje às urnas para definir quem administrará SÃO PAULO terão de votar novamente em três semanas e escolher entre MARTA SUPLICY e GILBERTO KASSAB. Pesquisa IBOPE aponta que o candidato do DEM à prefeitura chegou a 27% das intenções de voto, abrindo dez pontos de vantagem sobre o tucano GERALDO ALCKMIN e, com isso, credenciando-se a uma vaga no segundo turno contra a candidata do PT, que tem 35% das preferências. Depois de largar em desvantagem, em julho, KASSAB ultrapassou ALCKMIN há duas semanas, acirrando a disputa a tal ponto que ontem, véspera da eleição, todos os três principais concorrentes estavam nas ruas, sob chuva, em busca de votos. PAULO MALUF tem 6% dos votos; SONINHA 5% e IVAN VALENTE aparece com 1%.
Nas demais capitais, dos 19 prefeitos que disputam a reeleição, 17 aparecem nas pesquisas como favoritos e 13 podem ganhar já no primeiro turno. Onde haverá segundo turno com certeza, nem todos os concorrentes já estão definidos – em SALVADOR, por exemplo, três candidatos estão empatados na liderança, segundo o IBOPE.
Em todo o País, cerca de 129 milhões de eleitores irão às urnas para eleger 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL espera divulgar a maioria dos resultados ainda hoje. 

Num domingo de chuvas esparsas, mas de calor, uso a manhã para ler os jornais e acompanhar na televisão o desenrolar da votação, principalmente em SÃO PAULO. O SARGENTO JOÃO vota em GUARULHOS e já fez a sua parte pela manhã. Escolhe o candidato do Partido Verde, JOVINO.
Almoço por volta das 13 horas e daí vou para a cidade de SÃO PAULO, embarcando numa van. Viajando de Metrô, de ARMÊNIA até LIBERDADE, chego no local de votação depois das 14 horas – ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES DE AZEVEDO. Uma fila considerável está formada na entrada do prédio, mas são as pessoas que justificam a impossibilidade de votar. Dentro, nas salas de votação, tudo é muito calmo. Na minha seção – 280ª - não há ninguém votando e é fácil apontar na máquina o nome dos candidatos escolhidos: para vereador o número 44333 – CORONEL PM Res GILSON LOPES; para prefeito o número 25 – GILBERTO KASSAB.
Retorno para casa no ônibus COCAIA. Não há problemas das estradas. Até a LUCINDA se assusta com a rapidez que transcorreu o meu direito de voto. Depois das 17 horas, começa a apuração. GILBERTO KASSAB sai na frente de MARTA e conserva essa posição durante o transcorrer do domingo.  Às 23:45 horas tínhamos 94,55% dos votos apurados e GILBERTO KASSAB continua em primeiro lugar com 33,7% e MARTA SUPLICY em segundo com 32,5%. Os dois irão para segundo turno.

O prefeito GILBERTO KASSAB surpreendeu as previsões de pesquisas de intenção de voto feitas pela DATAFOLHA e IBOPE, e de boca-de-urna, e vai para o segundo turno das eleições disputando a liderança voto a voto com MARTA SUPLICY. A decisão será no dia 26. Com 99,71% das urnas apuradas, KASSAB tinha 2.135.186 votos, à 0:48hora, o que representava 33,61% dos votos válidos. MARTA, apontada como favorita do primeiro turno, aparecia em segundo lugar, com 2.083.223 votos (32,79%). ALCKMIN terminou em terceiro, com 22,47%. A virada de KASSAB confirma a trajetória de alta que sua candidatura começou a traçar a partir de agosto, com o início do horário eleitoral gratuito de rádio e TV. Em julho, logo após se lançar como candidato à reeleição, KASSAB aparecia com 8% nas pesquisas.
Empossado na Prefeitura em março de 2006, após a saída de JOSÉ SERRA do cargo para concorrer a governador, e pouco conhecido do eleitorado, KASSAB e os dirigentes do DEM fecharam alianças com o PMDB de ORESTES QUÉRCIA e mais quatro partidos (PR, PRP, PV e PSC). A coligação foi fundamental para enfrentar adversários pesos-pesados – como MARTA, o ex-governador GERALDO ALCKMIN e o ex-prefeito PAULO MALUF – e garantiu o maior tempo no rádio e na TV.
De início, a divisão entre PSDB e DEM beneficiou MARTA. A petista sempre manteve a liderança da disputa, chegando a alcançar 41% das intenções de voto em pesquisa de agosto. Além de mostrar as realizações na Prefeitura (2001-2004), MARTA teve como trunfo de campanha o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, melhor cabo eleitoral do país. Com a popularidade em alta, LULA participou de comícios e carreatas da candidata e foi presença constante nos programas de TV.
MARTA minimizou a pequena diferença de votos entre ela e KASSAB e preferiu não comentar a arrancada do prefeito. A petista comemorou a ida ao segundo turno, mas sinalizou que a campanha agora vai focar na comparação entre as gestões da petista e do democrata.

A renovação da Câmara de Vereadores de São Paulo é a mais baixa em 26 anos. O vereador mais votado na capital foi GABRIEL CHALITA. Com 99,7% das seções apuradas, ele tinha 101.717 votos. GOULART estava em segundo, com 89.909 votos. O terceiro posto na disputa estava o pagodeiro NETINHO DE PAULA com 84.168. GOULART, de 54 anos, já é vereador e deve ser eleito para o seu quarto mandato na Câmara. Outros eleitos: SENIVAL MOURA, ARSELINO TATO, DONATO FRANCISCO CHAGAS, JOÃO ANTÔNIO, ALFREDINHO, ELISEU GABRIEL, NOEMI DONATO, JULIANA CARDOSO, ÍTALO CARDOSO, JOSÉ AMÉRICO, ZELÃO, JAMIL MURAD, CHICO MACENA, ATÍLIO FRANCISCO (todos da coligação NOVA ATITUDE – PT, PCdoB, PRB e PSB); GOULART, MILTON LEITE, AURÉLIO MIGUEL, ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, JOOJI HATO, MARTA COSTA, MARCO AURÉLIO CUNHA, DOMINGOS DISSEI, TONINHO PAIVA, KAMIA, AGNALDO TIMÓTEO, CARLOS APOLINÁRIO, SANDRA TADEU, MARCOS CINTRA (da COLIGAÇÃO SÃO PAULO NO RUMO CERTO – DEM, PMDB e PR); MARCELO AGUIAR (PSC); GABRIEL CHALITA, MARA GABRILLI, NETINHO, CARLOS ALBERTO BEZERRA JÚNIOR,ADOLFO QUINTAS, CLAUDINHO DE SOUZA, JUSCELINO GADELHA, GILSON BARRETO, FLORIANO PESARO, SOUZA SANTOS, RICARDO TEIXEIRA, DALTON SILVANO, GILBERTO NATALINI (PSDB); CELSO JATENTE, ADILSON AMADEU, PAULO FRANGE (PTB); WADIH MUTRAN, MISSIONÁRIO JOSÉ OLÍMPIO (PP); CLÁUDIO FONSECA, DOUTOR MILTON FERREIRA (PPS); CLÁUDIO PRADO (PDT); TRÍPOLI, PENNA e ABOU ANNI (PV).

Depois de dois mandatos consecutivos em GUARULHOS, o PT irá para o segundo turno na luta para manter o controle da prefeitura. A legenda aposta todas suas fichas no deputado estadual SEBASTIÃO ALMEIDA, que até à noite liderava com 47,22% (267.037) do total de 99,61% das seções apuradas. Atrás de ALMEIDA, estava o empresário CARLOS ROBERTO (PSDB), que tinha 23,72%, 134.170 votos. Contrário às previsões das pesquisas de intenção de voto, o tucano surpreendeu na eleição. Os levantamentos apontavam que a disputa seria entre o petista e JOVINO CÂNDIDO (PV).

GERALDO ALCKMIN conseguiu apenas 22,47% dos votos (1.427.705). Ficou em terceiro lugar. O ex-prefeito PAULO MALUF sofreu sua pior derrota em eleições para a Prefeitura de São Paulo. Com 5,92% dos votos válidos, MALUF ficou em quarto lugar. Na rede Bandeirantes, MALUF já se lançou candidato ao governo estadual em 2010. Disse que o partido havia crescido e teria condições de enfrentar a disputa. MALUF já havia disputado a Prefeitura em outras quatros eleições. Venceu apenas em 1992. Em 1998, com 26% dos votos, ficou em segundo, derrotado por LUIZA ERUNDINA, então no PT, que teve 30%. Em 2000, com 17,39% dos votos, foi para o segundo turno com MARTA SUPLICY. Nas eleições de 2004, MALUF chegou em terceiro lugar, com 11,91% dos votos.

A candidata SONINHA FRANCINE disse que dificilmente vai apoiar a petista MARTA SUPLICY no segundo turno das eleições. A vereadora afirmou ser improvável que seu partido crie uma aliança com o PT, logo após ter votado na Pontifícia Universidade Católica, em PERDIZES. Quinta colocada na disputa pela Prefeitura, a vereadora disse estar feliz e surpresa por ter disputado eleitores com PAULO MALUF.   IVAN VALENTE ficou em sexto lugar com 0,67% dos votos (42.476); RENATO REICHMANN em sétimo, com 0,11% (7.213); LEVY FIDELIX conseguiu apenas 0,09% (5.499); EDMILSON COSTA 0,07% (4.278); CIRO MOURA 0,06% (3.814) e ANAÍ CAPRONI 0,03% (1.647).

Um homem levou um tiro na perna no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, por volta das 7 horas de hoje. De acordo com a Polícia Militar, o invasor não obedeceu aos avisos dos seguranças e pulou a cerca de proteção. O homem foi identificado apenas como sendo DENIS, tem entre 25 e 30 anos e aparentava descontrole emocional. Ele pulou o espelho d´água do palácio. Apesar do alerta, continuou avançando, o guarda disparou para o alto antes de atirar na perna dele, com uma arma calibre 12.

O candidato democrata à presidência americana, BARACK OBAMA, respondeu hoje à acusação da vice na chapa republicana, SARAH PALIN, de que ele seria amigo de “terroristas que atacaram nosso país”, minimizando o fato e dizendo que a acusação se trata de “política suja”. Em comício, ontem, SARAH citou reportagem do jornal THE NEW YORK TIMES, segundo o qual OBAMA teve “interações esporádicas” com BILL AYERS, fundador de um grupo antiguerra do VIETNÃ e acusado por planejar explosões contra o governo dos EUA nos anos 1960.

2 009       :       -   SEGUNDA-FEIRA
ILUDINDO-SE MENOS E VIVENDO MAIS!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, faz perder também a felicidade.

Questões como solidariedade e resgate de valores humanos. É com base nessa trama que as autoras DUCA RACHID e THELMA GUEDES assumem a partir de hoje o horário das seis da GLOBO com a novela “CAMA DE GATO”.
Mostra a história de GUSTAVO (MARCOS PALMEIRA), um menino bom e pobre, mas que venceu na vida e se tornou um dos maiores perfumistas da atualidade, dono de uma grande empresa de cosméticos. O poder e a riqueza, contudo, o transformou num homem arrogante e infeliz. Logo no começo da história, as autoras mostram que sua vida sofrerá uma reviravolta, com o empresário perdendo toda sua riqueza. E mais, que apenas o amor será capaz de devolver a GUSTAVO, os valores humanos perdidos em sua trajetória de ascensão social e profissional.    

A Associação Cívica “Sociedade Veteranos de 32-MMDC – NÚCLEO DA LAPA”, o 21º Depósito de Suprimento do Exército e o Comando de Policiamento Metropolitano Oeste – CPA/M-5 – têm a satisfação de convidar V.Sª e Exmª Família para a solenidade alusiva à “Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista”,que ocorrerá conforme abaixo:
DATA – 05 DE OUTUBRO DE 2009 (SEGUNDA-FEIRA)
LOCAL – PRAÇA JOHN LENNON (Rua DUARTE DA COSTA, altura do nº 1.200 / CITY LAPA.
HORA – 10 horas.
PROGRAMAÇÃO:
10 h. – Formatura Militar
10:30 h – Recepção à Bandeira
10:40 h – Continência à autoridade
10:45 h – Condecorações
11 h – Desfile Militar
após a cerimônia estará aberto à visitação o Museu “MARIA SOLDADO”, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, instalado defronte ao local – Rua Duarte da Costa, 1246, onde ocorrerá:
1 – A inauguração do Centro de Estudos e Memória do Movimento Constitucionalista de 32 “HERNÂNI DONATO”;
2 – Descerramento da foto do Juiz de Direito Doutor DÁCIO ARANHA DE ARRUDA CAMPOS, quando jovem, voluntário de 1932;
3 – Recebimento, da família ISNARD, da Pedra Símbolo do Movimento Constitucionalista por ingerência de JOÃO BAPTISTA ISNARD, combatente de 1932.

HERVANDO LUIZ VELOZO
Coronel PM – Comandante do CPA/M-5

LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA RIBEIRO
Coronel EB – Comandante do 21º Depósito de Suprimentos

JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA
Coordenador do Núcleo LAPA – Sociedade Veteranos de 32-MMDC

MENDES aguarda a minha chegada e do GINO na ARMÊNIA para irmos para a LAPA. São apenas 8 horas e nossa presença da Praça JOHN LENNON vai acontecer antes dos convidados. Apenas o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e o CORONEL PM Ref LUIZ NAKAHARADA estão cuidando do treinamento da tropa e da seqüência do evento, para que tudo dê certo. Entre os presentes de hoje vamos encontrar o CORONEL LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA RIBEIRO, a mais alta autoridade militar presente; CORONEL PM ADMIR GERVASIO MOREIRA (Comandante do Policiamento Metropolitano); CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO (Cmt do CPA/M-5); Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO; TENENTE-CORONEL PM LONGO (deixou o comando do 4º BPMM, transferido para o CPAmb); TENENTE-CORONEL PM ARI (novo Cmt do 4º BPMM, batalhão da área onde se situa a Praça JOHN LENNON); TENENTE-CORONEL PM LIMA; nosso ex-Diretor de Comunicação Social, agora vice-presidente do Conselho Deliberativo, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE; a 2ª Secretária do Conselho Deliberativo, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Doutora NELLY CANDEIAS; WALTER RIVETTI (Presidente da WRIVETTI LTDA, que foi amigo do ex-presidente JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO e que articulou a presença de LAUDO NATEL na solenidade de hoje). Mas chama mais a atenção a presença do ex-governador de SÃO PAULO, LAUDO NATEL, aos 89 anos de idade. O historiador HERNÂNI DONATO, homenageado nesta data também recebe a atenção dos convidados. A viúva de ORLANDO VILLAS-BÔAS e família também se destacam neste evento, além da irmã do ex-combatente de 1932, DÁCIO ARRUDA DE ARANHA CAMPOS, que também auxiliou na Revolução, costurando fardas para os voluntários. Ela está com 91 anos. O escritor VIDIGAL PONTES chega atrasado, mas é uma pessoa esperada porque trará a mensagem de adesão do Museu “MARIA SOLDADO” ao futuro MUSEU DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO.
Com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA vamos até o MUSEU ‘MARIA SOLDADO”. Nesse sobradinho que o professor gentilmente cedeu para a colocação dos objetos do nosso museu, ele está inaugurando hoje o Centro de Estudos “HERNÂNI DONATO”. Várias melhorias ele introduziu nos dois museus (o MARIA SOLDADO e também o do próprio núcleo).
A solenidade se inicia com o recebimento da Bandeira por parte da tropa formada. Canta-se o Hino Nacional brasileiro e a Canção da PMESP. Nosso presidente GINO STRUFFALDI fala sobre o transcorrer dos 77 anos da Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista. Depois vem a parte mais importante da festa: a entrega das medalhas.   
Recebem hoje a MEDALHA “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” as seguintes personalidades:
Delegado de Polícia ROBERTO PACHECO DE TOLEDO
PM MARIO LUIZ VERCELINO FILHO
Sr. JOSÉ BENEDITO BONELI MORELLI
Dr. FERNANDO ANTONIO TORRES GARCIA
Profª Drª MARIA AMÉLIA DE CAMPOS ARANHA DUVA
Sr. ABILIO CARLOS TASTALDI
Profº CUSTÓDIO FILIPE DE JESUS PEREIRA
Srª SONIA FRANCINE GASPAR MARMO
Sr. JOÃO SANZOVO NETO
Ten Cel PM CLÁUDIO MIGUEL MARQUES LONGO 
1º Ten PM ANA PAULA PETTER SALLES
Cel INT LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA RIBEIRO
Cap EB ALEXANDRE MAHATMA DANTAS DE FARIAS
Major EB AMAURY GONÇALVES DE MORAES
Cap INT FABIANO BADIA VEIDE
CEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO
Sr JOSÉ FURIAN FILHO
Sr MARIO HERMELINO FERREIRA
GRUPO ESCOTEIRO QUARUPE Nº 241 – SP
Srª Profª TANIA PALHARES POLISELI
Srª Profª VIVIANI MOREIRA SILVA

A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA é entregue para as pessoas que se destacaram no bairro da LAPA:
Sr. UBIRAJARA DE OLIVEIRA
Sr. Cap PM MARCO ANTONIO PIMENTEL PIRES
Cel EB ARMANDO LEMOS
Vereador CLÁUDIO ROBERTO BARBOSA DE SOUZA
Quando termina a entrega das medalhas o PROFESSOR JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA é homenageado pelo Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO, que lhe entrega o certificado de participação no evento de 9 de Julho na Assembléia Legislativa.
Fazem uso da palavra o ex-governador LAUDO NATEL, o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e o Comandante do 21º Depósito de Suprimento, CORONEL LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA RIBEIRO.
Com o desfile da tropa encerra-se a parte militar da solenidade.
Os convidados se dirigem para o Colégio SANTO IVO, onde vamos ter a segunda parte do 77º Aniversário da Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista com a inauguração do  CENTRO DE ESTUDOS E MEMÓRIA DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 “HERNÂNI DONATO”. O escritor e historiador HERNÂNI DONATO está visivelmente comovido pela homenagem. Professor JOSÉ CARLOS dirige essa parte da cerimônia e apresenta o escritor VIDIGAL PONTES, que fala da criação do MUSEU DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO em março de 2010. Em comodato, o nosso MUSEU “MARIA SOLDADO” fará parte integrante dele.
Acontece o descerramento da foto do Juiz de Direito DOUTOR DÁCIO ARANHA DE ARRUDA CAMPOS, com familiares presentes ao ato. Para terminar é anunciado o recebimento da pedra símbolo do Movimento Constitucionalista, doada pela família do ex-combatente JOÃO BATISTA ISNARD, transportada para a frente do Museu do Núcleo da LAPA. 
Deixamos o Colégio SANTO IVO quando já passam das 13 horas. O MENDES deixa-me na Sociedade e vai levar o GINO até sua residência.
Pouco tempo permaneço no MMDC porque vou na reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, onde chego um pouco atrasado.   
Estão presentes: Coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO; secretária FRANCES DE AZEVEDO; EDIMARA DE LIMA, VALDIR ABDALLAH, MARCELO CYPRIANO MOTTA (delegado da UniãoAmérica), JAILSON BARBOSA, VIVIANO FERRANTINI, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, ELOY, RICARDO SCALISE, HELIODORO DE SÁ, VILMA, GIAMBATTISTA.
Os assuntos são vários e irão constar da ata que a Francês está redigindo. Vamos deixar o local depois das 17 horas.
ATA DA 11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 05 DE OUTUBRO DE 2009, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR, RUA BOA VISTA, 51, SALA TADASHI.
Coordenador da Comissão: Conselheiro Francisco Giannoccaro
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista de presença anexa. Justificadas as ausências de: Antonio Augusto Bizarro, Antonio Carlos Mendes, Gaetano Brancati Luigi, Gino Struffaldi, Maria Cecília Naclério Homem e Milton Fernandes. Ata em votação que foi retificada para constar que: a mudança do desfile de 7 de setembro, posto estejam de acordo, ainda não foi oficializada. Após foi aprovada.
Expediente: a) O Coordenador agradece a presença de todos, especialmente à Viviano Ferrantini e Frances Azevedo pela ajuda na reunião anterior. Dá as boas vindas a Marcelo Cypriano Motta. b) Parabeniza os aniversariantes do mês: Viviano Ferrantini, Og Pozzoli, Maria Cecília Naclério Homem e José Carlos Barros Lima. c) Para uniformizar os órgãos de consulta, a denominação de nossa Comissão passa a ser Conselho; d) Compareceu ao evento da Cessação das Hostilidades no Mausoléu promovido pela PM e o MMDC, no dia 2/10, no Mausoléu, assim como: Dr. Pedro Paulo, Dra. Maria Cecília, Dra. Frances de Azevedo (esta declamou seu poema Terra Paulista II), Coronel Mario Ventura, Coronel Antonio Carlos Mendes e Capitão Gino Struffaldi. Requer Ofício ao MMDC. e) Cumprimentos ao Global News pelos 10 anos de existência. f) Quanto à palestra no Círculo Italiano realizada no dia 19pp, não pode ir. g) Dia Mundial da Paz, realizado no Pátio do Colégio, infelizmente não pode comparecer, pois estava viajando. (No entanto, Pedro Paulo Trindade diz que foi belíssimo, com a participação de diferentes credos religiosos, música de Robson Miguel, etc. Frances Azevedo, também foi. Requer ofício ao Gaetano Brancati Luigi idealizador da festividade. h) Requer ofício ao professor Dr. Adilson Cezar pelo lançamento do livro “O Problema Nuclear Brasileiro”. i) Convite recebido do Comandante do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, Ten. Cel. PM Ricardo Andreoli para solenidade alusiva ao 117º aniversário da Unidade, no dia 08 de outubro, na Rua Jorge Miranda, 238. j) Lida resposta da Distrital Santana à nossa carta de cumprimentos pelo evento de abertura da Semana da Pátria. Que, na próxima reunião (19 teremos palestra com o Coronel Paes de Lira. Recebido ofício da UnoAmérica/SP cuja cópia foi distribuída nesta reunião, que congrega as forças democráticas no intuito de fazer frente ao avanço do socialismo.(contra o Foro de SP).Temos de estar alertas, mormente nesta época de eleições. l) Hasteamento da Bandeira na Câmara dos Vereadores. A Câmara agradece nossa presença e das escolas que levamos. Convida para o próximo evento no dia 6 de outubro, às 11h30. Sendo que a Professora Edimara de Lima levará 120 crianças das escolas: Domus Vivendi e Prima Escola Montessori de São Paulo e  E.E. Prof. Reducino de Oliveira Lara. A Câmara de Vereadores entregou os CDs das escolas participantes de setembro (Sudeste e Santana). m) Telegrama para José de Alencar (vice-presidente) por ter sancionado lei para entoar Hino Nacional nas escolas de ensino fundamental, bem como desejando boa saúde. n) Dia da Bandeira (19/11) oficiar às Distritais para doação da Bandeira Nacional a uma escola da região, bem como averiguar se as bandeiras estão em condição de hasteamento nas Distritais.
Palavra Aberta:
1) Valdir Abdallah: menciona que a Distrital Ipiranga faz doação da Bandeira ao Museu do Ipiranga há mais de 15 anos e que a Distrital promove evento de hasteamento lá. Todavia, devido ao incidente ocorrido no dia 3/10 não haverá solução de continuidade.
2) Evento Sociedade Veteranos Lapa: Pedro Paulo Trindade, relata que foi belíssimo, com inauguração do Centro de Estudo e Memória Hernani Donato. (Ofício ao professor José Carlos de Barros Lima neste sentido). Ainda, Pedro Paulo, volta ao tema da reforma da Igreja do Pátio do Colégio; que, conversou com o Padre Contieri para vir ao nosso Conselho (cf. Dr. Giannoccaro: marcaremos data ,inclusive com a presença de jornalistas).
3) Heliodoro Pereira de Sá: Para o dia 19/11, diz que já escolheu o Colégio Buenos Aires, que levará um palestrante. Este é o primeiro colégio de Santana, está comemorando cem anos!
4) Elogio: O Coordenador Giannoccaro menciona que o Presidente Alencar Burti elogiou o nosso Conselho. Todos estão de parabéns!
5) Quanto ao Folder da Bandeira para as escolas fica aberto às discussões devendo ser encaminhadas ao nosso colega Eloy.
6) Bandeira Paulista: Dr. Giannoccaro: Tem idéia de, também, entregar a Bandeira Paulista nas escolas no dia 23 de Maio por ocasião das festividades desta data (MMDC), (após questionamento de Scalise e de Lucimara neste sentido).Todos aprovaram.
7) Projeto de Poesia Pela Paz: o Coordenador requer seja enviado às Distritais para implementação.
8) Professora Edimara: recomenda o livro de Demétrio Magnoli “Uma Gota de Sangue” que traz colações referentes à disseminação do racismo na América Latina.
9) Marcelo Cypriano Motta, faz menção das famílias que vivem nas ruas, sujando as praças. Ao que Giannoccaro concordou, solicitando que o presidente do Conseg Centro envie o Projeto de Lei neste sentido. (Próxima reunião do CONSEG CENTRO dia 20/10, às 17h30, (Sobre limpeza de ruas manifestaram-se: Giambattista (lavar a Rua Augusta fora de hora).
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, que agradeceu a presença dos convidados, e foi assinada por ele e pela Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                     Frances de Azevedo
Coordenador                                                                 Secretária
Em casa, pelo computador, recebo o seguinte recado do CÉSAR TORRES:
- LPE/Curitiba - NOTA DE FALECIMENTO
Amigos,
Cumpro o triste dever de informá-los do falecimento do nosso amigo Maj R/1 Benur Augusto Muniz, Presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, ocorrido em decorrência a problemas de saúde, na cidade de Curitiba.
O velório está sendo realizado na sede da LPE com missa de corpo presente prevista para terça-feira, 06 de outubro de 2009 às 10:30 hs, seguindo o féretro para o Cemitério da Cidade de Rio Negro.
Att,
César Torres.

A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deve ser realizada no último fim de semana de novembro ou no primeiro de dezembro. Essas datas estão sendo cogitadas pelo Ministério da Educação porque são as que menos prejudicariam a participação de candidatos em vestibulares de universidades públicas, principalmente paulistas.

Três dias após o deputado CIRO GOMES transferir seu domicílio eleitoral para SÃO PAULO, setores do PT ligados ao deputado petista ANTÔNIO PALOCCI se uniram ao time da ex-ministra do Turismo MARTA SUPLICY para ressuscitar a tese da candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes. Aproveitando o desconforto com a avaliação de que o PT virou refém de CIRO, MARTA assumiu a linha de frente para vitaminar o nome do ex-ministro da Fazenda na disputa. A estratégia ficou clara na reunião convocada hoje pelo comando regional do partido. Na saída, MARTA foi contundente e partiu para o ataque ao deputado cearense e ao PSB. “Estamos chegando a uma percepção de que a candidatura CIRO não tem a ver com SÃO PAULO”, disse. Ela defendeu de forma enfática o lançamento de PALOCCI.
~
Não foi apenas o Monumento das Bandeiras que ganhou uma iluminação especial, hoje à noite. O SHOPPING IGUATEMI, o prédio da BM&F e a esquina das ruas OSCAR FREIRE e HADDOCK LOBO ganharam luzes rosas,que dão início à campanha ‘OUTUBRO ROSA” contra o câncer de mama. O objetivo da iniciativa é conscientizar as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para o câncer de mama.
As luzes rosas não iluminaram apenas postais paulistanos. Elas também marcaram presença em outras cidades: RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE, RECIFE, BLUMENAU, OURO PRETO e PORTO ALEGRE. Amanhã, quem estiver na RUA OSCAR FREIRE, nos JARDINS, encontrará o ROSAMÓVEL. O veículo faz parte da campanha, trazendo informações sobre a importância da mamografia. A iniciativa é da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). 

Um ataque suicida contra o edifício do Programa Mundial de aLIMENTOS da ONU em ISLAMABAD matou hoje cinco pessoas, além do próprio terrorista, e deixou outros cinco feridos, numa região fortemente vigiada da capital, onde fica a residência do presidente paquistanês, AZIH ALI ZARDARI. Depois do ataque, a agência, que distribui alimentos para mais de 10 milhões de paquistaneses, anunciou que suspenderá provisoriamente suas atividades no país.  Do total de civis atendidos, 2 milhões são refugiados internos que dependem exclusivamente dos alimentos doados pela ONU.

Sob forte pressão da comunidade internacional, o governo de facto de HONDURAS revogou hoje o decreto que instaurou o estado de sítio no país, no dia 26 de setembro. “Quero dar a notícia ao mundo inteiro de que revogamos completamente o decreto”, afirmou o presidente de facto, ROBERTO MICHELETTI. MANUEL ZELAYA, presidente deposto em 28 de junho e abrigado na embaixada do BRASIL há 16 dias, exigia o levantamento do sítio como condição para aceitar negociações.
Em uma semana considerada crucial para a solução da crise no país – às vésperas da chegada ao país, no dia 7, de uma missão da OEA para forçar a abertura de um diálogo – MICHELETTI mais uma vez deu sinais de avanço na direção de um acordo.

Três pesquisadores americanos foram os vencedores do PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA desta ano por pesquisas que resultaram, em 1985, na descoberta da enzima telomerase, que protege os cromossomos da degeneração. ELIZABETH BLACKBURN, CAROL GREIDER e JACK SZOSTAK receberam a distinção do Instituto KAROLINSKA. Suas pesquisas reorientaram os estudos sobre o combate ao câncer e a doenças genéticas e estão na base até mesmo de investigações sobre a juventude e o envelhecimento humano.

O corpo da cantora MERCEDES SOSA foi cremado hoje no cemitério de LA CHACARITA, na capital Argentina, no início da tarde. Seu filho, FABIÁN MATUS, declarou que a maior parte das cinzas de sua mãe será espalhada em TUCUMÁN, sua província natal. Outra parte será colocada na província de MENDOZA, onde ela dizia que havia passado seus anos de maior felicidade. O restante será espalhado em BUENOS AIRES, cidade onde residiu nas últimas duas décadas e meia.
Enquanto seu corpo era cremado, os amigos de “LA NEGRA”, como era chamada carinhosamente, entoaram LUNA TUCUMANA, uma canção que retrata a província natal de MERCEDES SOSA, TUCUMÁN. Antes de ser levado para LA CHACARITA, o corpo foi velado ao longo de quase 24 horas no Congresso Nacional, com todas as honras. Milhares de pessoas foram a seu velório para dar o último adeus à intérprete que imortalizou canções como GRACIAS A LA VIDA e DUERME NEGRITA. A cantora morreu no domingo de madrugada após graves complicações hepáticas, renais, respiratórias e cardíacas.  

2 010      :      -     TERÇA-FEIRA
Não estou gostando nada do estado de saúde da LUCINDA. Pegou um forte resfriado na semana passada e de ontem para hoje tossiu muito. Sua situação de ter de administrar toda a casa, inclusive cuidando do bisneto IAGO, impede um tratamento adequado para o seu restabelecimento. Levanta cedo, apesar da fraqueza imposta pela gripe, mas já vai cuidar dos afazeres domésticos, que não são poucos. Hoje tenho de sair de casa mais cedo porque haverá na Câmara Municipal o hasteamento das bandeiras e a comemoração dos 78 anos do encerramento da Revolução Constitucionalista. Passo pela Sociedade antes de ir para a Câmara. Por volta das 11:15 horas encontro no local o Professor LAURO RIBEIRO ESCOBAR, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, JOSÉ FARIA, JOSÉ D´AMICO, MAJOR PM RICARDO FERREIRA DE JESUS (Chefe da Assistência Militar da Câmara), vereador JOSÉ FERREIRA, vereadora SANDRA TADEU, bem como outros convidados e algumas escolas que vieram para assistir esta cerimônia. Mais uma vez sou convidado para hastear a bandeira do MERCOSUL. Faz uso da palavra o vereador ZELÃO (JOSÉ FERREIRA). O Professor LAURO RIBEIRO ESCOBAR fala, inflamado, sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Também sou chamado para dizer algumas palavras sobre o Término da Revolução de 1932. Como o público maior é de jovens, lembro o episódio comovente do 7 de setembro de 1932 quando o corneteiro ELIAS foi dar o toque de ALVORADA e, no momento do canto do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira, tanto os constitucionalistas como os legalistas ficaram em posição de sentido e cantaram juntos. Nesse momento não havia inimigos e sim brasileiros. Lembro também que no dia 5 de outubro, há 22 anos atrás, era promulgada a nova Constituição Federal. Terminada essa parte da solenidade de hoje vão ser inaugurados painéis no hall da Câmara, mostrando a trajetória dos 450 anos de existência da Casa das Leis. Ainda cumprimento o CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS, Comandante do CPA/M-1. Almoço com OLIVEIRA, RONALDO e RAFAEL. Conversamos muito sobre os resultados das eleições. Eles não se conformam com o número estrondoso de votos dado ao TIRIRICA. Na verdade não é o TIRIRICA o palhaço, mas sim o próprio povo brasileiro, desgraçadamente o próprio palhaço do circo em que se transformou o atual cenário político da nação.        

CONSELHO DE COMANDANTES GERAIS DA PMESP
Amigos / Irmãos do GBB e demais Amigos / Irmãos,
Sinto-me orgulhoso em dividir com todos vocês a notícia de que acaba de ser formalizada a criação do CONSELHO DE COMANDANTES GERAIS, pelo Coronel PM Álvaro Batista Camilo.
É um sonho de muitos anos que se concretiza! E justamente por ser ideia antiga que devemos destacar com muito reconhecimento o ato do Comandante Geral da nossa PM.
Não é a primeira vez que o GBB registra justas manifestações de respeito por ações do descortínio deste jovem e valoroso Comandante. Sem demérito de nenhum honrado antecessor seu, passa ele para a história como o pioneiro que se encorajou a transformar a ideia em ato efetivo!
Isso realmente não nos surpreendente. O nosso Comandante demonstra em suas manifestações característica serenidade (creio que todos nós já pudemos assistir a muitas exposições suas, nas mais diversas situações: formais, solenes, coloquiais, descontraídas, sempre mantendo tom de voz consistente, paciência e respeito com as intervenções de debatedores, domínio sobre os temas de sua responsabilidade, equilíbrio aparentemente inabalável).
Uma frase sua impressa em documentos destinados a todos os comandados define muito claramente o seu estilo de valorizar a todos: "Policial Militar, aguarde: o Comando vai ao seu encontro".
A maioria das pessoas, quando assumindo posição de autoridade, tende a adotar uma postura majestática, distante, dificilmente "descendo do pedestal" para nivelar-se aos mortais comuns.
O Cel Camilo já foi louvado aqui mesmo no GBB, quando entrou pessoalmente em debate que se desenrolava entre nós, o que foi recebido como valorização e reconhecimento de que não estamos "brincando de discutir inutilidades".
O Conselho de Comandantes  Gerais (que, segundo a notícia, já terá sua primeira reunião em outubro) é uma medida inteligente, justa, altamente valorizadora de todos os que tiveram o privilégio, o mérito e a honra de ocupar o prestigioso cargo.
Mais uma vez, demonstra o nosso Comandante que não existe razão para temer o diálogo, a transparência, nem o conhecimento e a experiência dos VETERANOS.  
Minha mais expressiva continência vai-lhe por respeito, por admiração, por gratidão e reconhecimento, mas, acima de tudo, como um preito ao seu estimulante destemor em acolher e valorizar a todos, pois ao simplificar a majestade do seu cargo, na verdade ele não desce, mas, ao contrário, nos faz subir ao seu nível.
Corrêa de Carvalho

Caro Comandante Cel PM Corrêa de Carvalho,
Obrigado pelas palavras.
Acredito que a aproximação entre ativa e reserva só traz benefícios à Instituição e a nós mesmos.
Há uma experiência importantes que foram vividas e que podem auxiliar os novos comandantes.
Assim, pretendemos incrementar ainda mais essa integração:
- a Diretoria de Pessoal já está enviando a todas as OPM os nossos veteranos residentes na área para convidá-los para todas as solenidades nos quartéis;
- estamos criando Centrais de Atendimento ao Policial Militar (Poupatempo do PM) em todos os CPI, atendendo ativos, veteranos e pensionistas;
- vamos fazer mais encontros com os veteranos,me todo o Estado;
- ainda esse ano, vamos lançar o "Café com o Comandante para os veteranos", entre outras medidas.
Se hoje somos um grande Instituição é porque o senhor e todos aqueles que por aqui passaram agregaram valor, ou seja, "colocaram um tijolinho na construção".
Assim, nada melhor do que reconhecer isso.
Conte sempre com o Comando.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo
CEP: 01124-060 - Praça Cel. Fernando Prestes, 115 - 3º andar
Fone: 3327-7001 - camilo@policiamilitar.sp.gov.br

Caro(a) Irmão(ã) de Farda
Bom dia!
Nossos sinceros agradecimentos pelos 41.626 votos (38.118 nominais e 3.508 de legenda) confiados ao Coronel PAES DE LIRA, nº 3638, nas  eleições de 03Out10, que fizeram dele o candidato a Deputado Federal mais votado do Partido Trabalhista Cristão de São Paulo (PTC-SP) e uma liderança política em franca ascensão.
Temos convicção que esse(a) valoroso(a) companheiro(a), com quem travamos fraterno contato ao longo da campanha, esforçou-se sobremodo  para que o nosso primeiro Deputado Federal em  40 anos no Congresso Nacional, ali chegado pela via da suplência e de bem sucedida estratégia  partidária, pudesse  ser  reconduzido ao mandato.
Ainda que a contrapartida eleitoral global ao qualificado trabalho de representação da categoria na Câmara Federal não tenha sido suficiente para a recondução de PAES DE LIRA, inclusive pelo pífio desempenho eleitoral do PTC nessas eleições, resta a esperança de que a família policial-militar paulista, mormente suas lideranças, adote iniciativas efetivas rumo à proficiência político-eleitoral.
De um potencial de votos estimado da ordem de um milhão de votos, menos  de 240.000, e de forma dispersa, foram carreados aos diversos candidatos próprios, ao passo que a grande massa de cerca de 760.000 votos restou pulverizada em candidatos estranhos aos quadros da Instituição Policial Militar, deixando-a sem vez e voz própria na próxima legislatura federal, portanto  sujeita  à mesma indigência política com que se debatia no Congresso Nacional antes da chegada do nosso Deputado.
PAES DE LIRA retornou hoje à Brasília - DF, a fim de retomar suas atividades parlamentares e concluir o mandato com a mesma  combatividade, honradez e dedicação que o caracterizam, em prol das causas esquecidas que defende: vida, família, pátria, liberdade religiosa e de expressão, segurança pública, dignidade institucional e salarial da Polícia, legítima defesa das pessoas de bem etc, porquanto, parafraseando o próprio Deputado diante do resultado das urnas: pessoas da nossa estirpe não estão neste planeta para fruir, e sim, para lutar! Não esmoreceremos.
Obrigado por tudo.
Fraternalmente,
Marcio Matheus
Cel Res PMESP
Ch do Esc Pol do Dep Fed Paes de Lira no Est de SP
Fones: (11) 3052-0536 e (11) 7888-0179

A quadra da NENÊ DE VILA MATILDE, na zona leste da capital, nunca esteve tão cheia hoje pela manhã. Ritmistas, componentes da escola e personalidades do mundo do samba foram à agremiação dar o adeus ao seu fundador, ALBERTO ALVES DA SILVA, o “SEU NENÊ”. A forma de homenagear o baluarte foi com aquilo que ele fez a vida toda: samba! A sede da escola que ele construiu, acostumada ao clima de festa, agora vive o luto de quem perde um mestre, um pai. O sentimento está evidenciado na faixa preta na fachada da quadra, no laço negro no alto do pavilhão – símbolo maior de uma agremiação – e nos olhos molhados de quem, aplaudindo, observa a saída do caixão. Um enorme cortejo saiu, às 10 horas, em direção ao Cemitério da Quarta Parada, também na zona leste. Um carro da Defesa Civil, com a sirene ligada, puxava o comboio. Atrás do veículo funerário, um carro de som tocava o samba-enredo “O POETA FALOU – ZONA LESTE SOMOS NÓS”, defendido pela agremiação em 1988. Nas ruas da PENHA, as pessoas saíam nas portas e janelas para se despedir do sambista. Na Rua MARIA CARLOTA, uma moradora balançava, sozinha, quatro bandeiras azuis e brancas, as cores da NENÊ. “A escola sentiu o peso de ser a NENÊ DA VILA MATILDE, a nossa grandeza, com a partida dele”, comentou EDILÉIA DOS SANTOS, diretora de Carnaval. O respeito que “SEU NENÊ” tinha no Carnaval foi representado pelos pavilhões das principais escolas de samba paulistanas e por mais de trinta coroas de flores ao redor do túmulo. “Temos o compromisso no Carnaval de continuar o que ele fez. “SEU NENÊ” é comparável ao CARTOLA, a outros baluartes do samba. Perdemos um grande mestre”, disse o presidente da Liga das Escolas de Samba, PAULO SÉRGIO FERREIRA. Ao som da bateria da Escola, o Carnaval disse adeus ao seu baluarte cantando o samba de 1985, que levou a NENÊ a desfilar no RIO DE JANEIRO: “Vai, NENÊ, embalando a alegria. E no canto da ÁGUIA GUERREIRA, toda altaneira, cai na folia.” 

Faleceu BERNARDO BEIGUELMAN, aos 78 anos. Tinha apenas 8 anos quando se apresentou no TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Violinista, continuou tocando o instrumento pela vida toda, mas só para familiares e amigos. Apesar de executar qualquer música de ouvido, seguiu outros rumos na carreira e se formou em História Natural, pela USP. Trabalhava na UNESP – onde havia criado a disciplina de Genética Humana – quando foi convidado pela UNICAMP. Em 1963, fundou o primeiro departamento de Genética Médica da AMÉRICA LATINA, em meio a várias adversidades – como a falta de dinheiro e livros escritos rapidamente. O laboratório viria em 1969. Tornou-se professor emérito da universidade em 2004.

Morreu ELEONORA CURI DAVID, aos 91 anos. Com 17 anos, sem oportunidade para continuar seus estudos, quis cursar Contabilidade – uma decisão arrojada para uma mulher na década de 1930. Na época, trabalhou no Citibank. Nos bailes do CLUBE SÍRIO e do CLUB HOLMS conheceu ELIAS PEDRO DAVID e sua vida mudou. Casaram-se e ela passou a dedicar-se à família. No entanto, nunca deixou sua vontade de aprender. Depois de muito esforço, ela e o marido começaram a fazer viagens. Conheceram do ALASCA ao JAPÃO. “Viajar é a melhor coisa da vida”, sempre repetia. Mas logo no início da sua jornada pelo mundo, sentiu falta do inglês. Aos 47 anos, resolveu aprender o idioma. Fez todos os níveis e tipos de cursos disponíveis na escola especializada, como literatura inglesa. Incansável e cheia de energia, VÓ NOR – como era chamada – continuou a freqüentar o CLUBE SÍRIO. Jogava bocha e fazia ginástica. Nascida em família Síria, aos sábados reunia todos os parentes para um almoço árabe.

O cilindro de um posto de abastecimento de gás natural explodiu, hoje à tarde, na Avenida BERNARDINO DE CAMPOS, região da Avenida PAULISTA, no PARAÍSO, zona sul da capital. Na explosão, o cilindro atravessou a sala onde estava armazenado e abriu um buraco na parede do local, destruindo parcialmente o estabelecimento. Os bombeiros disseram que ninguém se feriu, mas foi preciso conter o vazamento de gás para evitar um incêndio, além de esvaziar imóveis da região e interditar o posto.

Os policiais envolvidos no caso do atropelamento que causou a morte de RAFAEL MASCARENHAS, filho da atriz CISSA GUIMARÃES, em 20 de julho, serão expulsos da PM. A decisão foi tomada hoje pelo Comandante Geral, CORONEL PM MÁRIO SÉRGIO DUARTE. O CABO PM MARCELO BIGON e o SARGENTO PM MARCELO LEAL já tinham sido indiciados pela Justiça Militar por corrupção passiva. Segundo a denúncia, os PMs teriam cobrado 10 mil reais de propina para liberar o motorista RAFAEL BUSSAMRA, que confessou ter atropelado o jovem.

A 9ª Vara de SÃO BERNARDO DO CAMPO, na GRANDE SÃO PAULO, condenou a Universidade UNIBAN a pagar indenização de 40 mil reais por danos morais à estudante GEISY ARRUDA. Em outubro de 2009, a estudante alegou ter sido hostilizada por outros alunos, por utilizar um vestido curto em sua chegada para assistir às aulas. Cabe recurso da decisão. O advogado NEHEMIAS DOMINGOS DE MELLO, que defende GEISY, disse que o valor não atende o dano moral sofrido pela vítima e deve recorrer. O valor inicial pedido era de um milhão de reais. A UNIBAN expulsou a aluna após o incidente. GEISY tomou conhecimento da expulsão pelos jornais e pela TV. A universidade tomou a decisão alegando “desrespeito à moralidade e à dignidade acadêmica”. Com a repercussão negativa, a universidade voltou atrás. GEISY prestou depoimento numa sindicância aberta pela universidade, que concordou que ela retornasse às aulas e prometeu garantia de sua segurança. Mas ela desistiu do curso. Os advogados de GEISY entraram com a ação, alegando que ela sofreu agressões e teve sua segurança colocada em risco. Atualmente, GEISY participa do programa “A FAZENDA 3”, reality show da RECORD. Por estar isolada, ela não deve ser informada da decisão.

O delegado que investiga a morte do menino baleado dentro da sala de aula, numa escola particular de EMBU, na GRANDE SÃO PAULO, quer que o aluno suspeito de ter atirado seja ouvido por um psicólogo. O objetivo é fazer com que os psicólogos apliquem técnicas para saber se o menino acusado já teve contato com uma arma. MIGUEL CESTARI DOS SANTOS, de 9 anos, foi morto por um tiro, provavelmente acidental, na última quarta-feira, dia 29 de setembro, na Escola Adventista de EMBU. Os pais do menino, que tem a mesma idade de MIGUEL, negam ter arma em casa.

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou pedido de indenização feito por SUZANE VON RICHTHOFEN. Condenada a 39 anos de reclusão pelo assassinato dos pais, ela queria receber 190 mil reais por danos morais, em razão de um suposto abalo psicológico durante uma rebelião na Penitenciária Feminina de SANT´ANNA, na zona norte da capital, em 2004. O pedido de indenização contra o Estado já havia sido negado em primeira instância. Os advogados da jovem entraram com recurso que também foi negado. Um segundo pedido de indenização feito pela defesa aguarda julgamento no TJ.   

No primeiro dia em vigor do novo IOF de 4% para aplicações de estrangeiros em renda fixa, o dólar voltou a cair e fechou em R$1,67, ante R$1,691 na segunda-feira, dia 4 de outubro. É a cotação mais baixa desde 2 de setembro de 2008. Houve consenso no mercado financeiro as razões pelas quais a medida não conseguiu, pelo menos de início, brecar a queda do dólar: a desvalorização da moeda americana é um fenômeno global e avassalador, o aumento do IOF não atinge os fluxos para bolsa e para investimento direto (para o setor produtivo) e a aliquota de 4% ainda deixa uma enorme diferença entre o custo de captação externa e a rentabilidade dos papéis brasileiros.

Os governadores eleitos e parlamentares aliados do Planalto e da candidata DILMA ROUSSEFF querem, no segundo turno, uma participação menos agressiva do maior cabo eleitoral da petista, o próprio presidente LULA. Nas avaliações feitas hoje e ontem em BRASÍLIA, os aliados pediram menos ironias, mais promessas e, acima de tudo, reprovaram os ataques de LULA à imprensa. Os aliados também listaram entre as razões para DILMA não ter vencido no primeiro turno o escândalo do tráfico de influência na CASA CIVIL da ex-ministra ERENICE GUERRA, o debate sobre o aborto e, como disse o governador reeleito de PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS, “o voto chique da juventude de classe média” em MARINA SILVA.


Tenista número 1 do BRASIL e 27º do mundo, THOMAZ BELLUCCI levou um baile do croata MARIN CILIC (14º do ranking da ATP) logo na primeira rodada do ABERTO DA CHINA, em PEQUIM, e perdeu por 2 sets a 0, em apenas 58 minutos de jogo. “O cara sacou muito bem e praticamente não errou. Não me deu espaço para jogar”, lamentou BELLUCCI, que não obteve nenhuma chance de quebra de saque durante a partida. Ele continua na CHINA se preparando para o MASTERS 1000 de XANGAI, que será disputado a partir da próxima semana.

O presidente paraguaio, FERNANDO LUGO, de 59 anos, afirmou hoje que o câncer linfático diagnosticado á dois meses está desaparecendo e que a trombose que o obrigou a se internar no BRASIL está controlada, numa tentativa de por fim às especulações sobre sua condição de governar. LUGO falou durante caminhada pelo Hospital SÍRIO LIBANÊS, onde foi internado no último sábado, dia 2 de outubro, para tratar uma complicação derivada do tratamento com quimioterapia. “Estou muito bem, graças a Deus. Estou me livrando ao menos do câncer, vou voltar com saúde ao PARAGUAI”, disse o presidente.

O VATICANO manteve hoje, por meio de seu boletim oficial, ataques contra o comitê que escolhe os prêmios NOBEL por ter concedido o de Medicina ao pioneiro da festilização in vitro, ROBERT EDWARDS. Para a Igreja liderada pelo PAPA BENTO XVI, EDWARDS abriu caminho para uma cultura em que os embriões são visto como commodities. O VATICANO reprovou a escolha de EDWARDS, cujo sucesso na fecundação de óvulos fora do útero levou a pesquisas com células-tronco.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje que mais de 400 crianças menores de 5 anos morreram desde março pelo envenenamento por chumbo no norte da NIGÉRIA, o dobro do anunciado no mês passado. A ONU estima que 18 mil pessoas podem ter sido afetadas pelo produto químico na região. A intoxicação foi causada pela mineração ilegal de ouro no Estado de ZAMFARA.
Cinco dias depois da rebelião policial e militar que deixou 10 mortos e 274 feridos no EQUADOR, o governo do presidente RAFAEL CORREA anunciou hoje que estenderá o estado de exceção até sexta-feira, dia 8 de outubro, a pedido do Parlamento. Também hoje, os militares assumiram a segurança do edifício do Congresso. O anúncio foi acompanhado da divulgação de gravações de conversas entre os militares revoltosos ordenando o assassinato de CORREA. “Matem CORREA para que isso termine, matem o presidente. Não deixem esse filho da p...sair. Ou ele assina, ou sai morto”, são algumas das frases ouvidas na gravação do rádio da policia no dia dos protestos. Os militares exigiam que o presidente anulasse um projeto de lei que afetava o programa de bonificações e promoções da polícia e das Forças Armadas.

Dois cientistas de origem russa foram anunciados hoje como vencedores do Prêmio NOBEL de FÍSICA 2010 pela descrição do grafeno, um cristal de carbono bidimensional minúsculo, excelente condutor de eletricidade e calor, que pode revolucionar a fabricação de produtos eletrônicos nos próximos anos. “ANDRE GEIM e KONSTANTIN NOVOSELOV demonstraram que o carbono, em forma tão fina, tem excepcionais propriedades oriundas do notável mundo da física quântica”, enaltece o comunicado da Academia Real Sueca de Ciências, de ESTOCOLMO. Ligados à Universidade de MANCHESTER, GEIM, de 51 anos, e NOVOSELOV, de 36, são pioneiros no estudo do grafeno, um material novo, o mais fino e mais forte já criado, excelente condutor de eletricidade e calor e quase transparente.

2 011      :         -    QUARTA-FEIRA
Pensava que hoje iria ter uma tarde sossegada no MMDC, mas me enganei. Recebo várias pessoas para discutir assuntos ligados ao Movimento Constitucionalista e à nossa Sociedade. O CAPITÃO PM NEWTON KOBO KAGE vem me convidar para estar amanhã na CORREGEDORIA PM por volta das 9 horas. Parece que irão reparar um mal causado no ano passado. Mas ao mesmo tempo que chega o KAGE também vem nos visitar o ANTÔNIO NACLÉRIO HOMEM. Não posso lhe dar a atenção devida.´
COLOMBO vem me dizer que alguns companheiros nossos do MMDS foram visitar dona BENE, viúva do SATURNINO, mais uma vez internada no hospital. Seu estado de saúde está se complicando. Por volta das 14:30 horas chegam RICARDO ALEXANDRE RAMOS, DENYS RAMOS e JAILSON BARBOSA DA SILVA. Eles estudam a criação do núcleo “GUILHERME DE ALMEIDA” no interior de uma loja maçônica. Por enquanto apenas estamos estudando a melhor forma de criar esse núcleo.
Está na Sociedade, também, o WALDIR PERVELHO. Quer notícias para colocar em seu site. Essas visitas fazem com que todo o tempo seja tomado, além de atender telefonemas.
Já em minha biblioteca, recebo vários e-mails:
Camila Giudice
5 de outubro de 2011 16:54
Para: mmdc.32@terra.com.br, Mario Ventura
Cel. Ventura e Marinei,
Boa Tarde!
Conforme falamos, estamos tentando fazer o Natal Iluminado, e preciso da seguinte ajuda:
1 - autorização da PM para que possamos fazer o evento do dia 25/11 até 31/12 - no caso da projeção no Obelisco, com a autorização da entrada da equipe para montagem e tudo mais. Eles tem segurança particular para os equipamentos, seria mais a segurança normal que eles fazem.
2 - Caso não haja a projeção, a iluminação do obelisco de verde durante esse mesmo período, que nem eles fizeram nas outras datas.
3 - A solicitação da presença da Banda do Corpo Musical da PM nos dias: 03/04/10 ou 11, em algum horário das 18h30 até 22 horas. Se conseguir em todos esses dias, será muito legal! Senão, fica a critério deles.
4 - Um ofício para a Orquestra do Exécito tocar em uma das datas acima, já que eles precisam deste ofício com no máximo 01 mês de antecedência. Vou tentar localizar o telefone deles hoje em casa e lhe envio.
A princípio seria isso.
Muito obrigada!
Beijos!!!
Camila


Mario Ventura
5 de outubro de 2011 19:30
Para: Camila Giudice
CAMILA
Vamos ver junto ao Batalhão da área, primeiramente. Com o aval do Cmt do Btl poderemos tratar das bandas. Acredito que tudo dará certo.

Mario Ventura
5 de outubro de 2011 19:31
Para: Camila Giudice
MARINEI
Vamos solicitar o apoio do 12º BATALHÃO através de um e-mail baseado neste. Amanhã à tarde resolveremos isso.

Amigos
Eis o comunicado conjunto da AFAM e AOPM sobre o RETP.
Donizeti
COMUNICADO IMPORTANTE
RETP - VITÓRIA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Por 22 votos a 03, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento ao Agravo Regimental impetrado pela AOPM e AFAM contra decisão do Presidente daquela Corte que suspendeu os efeitos da Liminar concedida pelo Juiz da 14ª. Vara da Fazenda Pública que obrigava o Estado a continuar calculando o RETP com a mesma fórmula utilizada há mais de 17 anos. Dessa forma, foram restaurados os efeitos da Liminar concedida, fazendo com que os policiais militares afetados pela mudança na fórmula de cálculo voltem a receber seus vencimentos sem qualquer redução salarial. Os signatários do presente comunicado visitaram pessoalmente a quase totalidade dos Desembargadores do Órgão Especial, levando a cada um os argumentos de ordem jurídica e fática que sustentavam nossa pretensão. É de fundamental importância destacar a especial atenção que nos foi dispensada por todos os Magistrados visitados, o que só vem confirmar o apreço do Judiciário Paulista pela Milícia Bandeirante e por todos os seus integrantes. Nesse instante, não poderíamos deixar de externar o nosso reconhecimento e agradecimento aos Diretores, Colaboradores e ao Corpo Jurídico das duas Entidades e, ainda, a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, ajudaram-nos nessa jornada, e em especial, ao patrono da causa, Dr. Alexandre de Moraes, que não mediu esforços para que o êxito fosse alcançado. Como já exposto em comunicado anterior, os efeitos da Liminar agora restaurada alcança a todos os policiais militares que sofreram redução salarial por força da mudança do cálculo do RETP e não apenas aos associados da AOPM e da AFAM. Assim, a vitória não é apenas das Associações, mas de todos os integrantes da Milícia Bandeirante. Mais uma vez prevaleceu a Justiça.
São Paulo, 05 de outubro de 2011
Cel PM Luiz Carlos dos Santos
Presidente da Diretoria Executiva da AOPM
Cel PM Roberto Allegretti
Presidente da Diretoria Executiva da AFAM

Caros amigos da Polícia Militar,
Tenho a grata satisfação de comunicar que nosso projeto de aumento salarial foi aprovado em 04/10/2011 na Assembléia Legislativa. O projeto passou sem emendas e agora vai para a sanção do Sr. Governador.

O projeto de Posto Imediato e Preterição ainda está sendo analisado junto com as emendas apresentadas e volta à discussão nesta quarta-feira dia 05/10. Após passar pelo Congresso de Comissões, será discutido e votado, e sendo aprovado será levado à sansão do sr. Governador. Manterei-o informado.

Essa é uma conquista da família policial militar e só foi conseguida por estar fundamentado no bom trabalho dos nossos policiais militares.
Esse bom trabalho calcado no profissionalismo, seriedade e dedicação dos nossos valorosos homens e mulheres.
Solicito que divulguem a todos.
Obrigado pela importante colaboração.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo
CEP: 01124-060 - Praça Cel. Fernando Prestes, 115 - 3º andar
Fone: 3327-7001 - camilo@policiamilitar.sp.gov.br
Policial Militar,
É com satisfação que venho à sua presença, desta vez para informar que foi aprovado pelos Deputados Estaduais o projeto de reajuste salarial  encaminhado pelo  Governador para a Assembleia Legislativa.
     
Reajuste Salarial: essa conquista já é uma realidade!
O reajuste aprovado no padrão, sendo 15% a partir de 1º de julho de 2011 e 11% a partir de 1º de agosto de 2012, beneficia todos os policiais militares, veteranos e pensionistas.
Lembro novamente que o reajuste é só no padrão, refletindo no quinquênio, na sexta-parte e em vantagens pessoais atreladas ao padrão. O valor do ALE permanece o mesmo e os valores da insalubridade e da Diária Alimentação já foram reajustados em janeiro e abril desse ano.
 
O resgate de 10 policiais militares
Outra vitória com a aprovação do projeto apresentado pelo Comando Geral foi a questão dos 10 policiais militares não optantes da Lei Complementar nº 731, de 26 de outubro de 1993, que passarão a receber os mesmos valores recebidos pelos demais policiais, corrigindo uma situação que perdurava por mais de 17 anos.
Isso é resultado da sensibilidade do nosso Governador Alckmin e do nosso Secretário de Segurança, atendendo a solicitação do Comando Geral.
Quando vou receber?
O projeto agora segue para sanção do Governador, que deve ocorrer nos próximos dias. Assim que for sancionado, será pago na próxima folha de pagamento, incluindo os atrasados desde julho.
Valorização e reconhecimento do Policial Militar
Esse reajuste é o reconhecimento do nosso Governador Alckmin, com o fundamental apoio do nosso Secretário de Segurança Dr. Ferreira Pinto.
Com essa conquista, mais uma meta de valorização do policial militar foi alcançada, sendo a valorização uma busca constante desse Comando, sempre visando garantir mais qualidade de vida e dignidade para nossa família.
Obrigado a você pelo seu trabalho e por confiar no Comando
O trabalho e a dedicação de cada policial militar têm sido muito importantes, fazendo acontecer no Estado de São Paulo, fato que é mostrado diariamente pela atuação no policiamento ostensivo com resultados positivos como a queda mês a mês dos índices criminais salvando vidas e aumento dos índices operacionais, dando à população maior sensação de segurança.
Faça sua parte, continue fazendo a diferença na segurança pública de São Paulo, continue levando tranquilidade e qualidade de vida ao cidadão. Continue assim, acreditando que sempre é possível fazer mais e melhor.
A Intranet é o nosso canal oficial de comunicação do Comando.
Contem sempre com o Comando!
           
ALVARO BATISTA CAMILO
Coronel PM Comandante GeralCaros amigos da Polícia Militar,
Tenho a grata satisfação de comunicar que nosso projeto de aumento salarial foi aprovado em 04/10/2011 na Assembléia Legislativa.
O projeto passou sem emendas e agora vai para a sanção do Sr. Governador.
O projeto de Posto Imediato e Preterição ainda está sendo analisado junto com as emendas apresentadas e volta à discussão nesta quarta-feira dia 05/10.
Após passar pelo Congresso de Comissões, será discutido e votado, e sendo aprovado será levado à sansão do sr. Governador. Manterei-o informado.
Essa é uma conquista da família policial militar e só foi conseguida por estar fundamentado no bom trabalho dos nossos policiais militares.
Esse bom trabalho calcado no profissionalismo, seriedade e dedicação dos nossos valorosos homens e mulheres.
Solicito que divulguem a todos.
Obrigado pela importante colaboração.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo
CEP: 01124-060 - Praça Cel. Fernando Prestes, 115 - 3º andar
Fone: 3327-7001 - camilo@policiamilitar.sp.gov.br

Policial Militar,
É com satisfação que venho à sua presença, desta vez para informar que foi aprovado pelos Deputados Estaduais o projeto de reajuste salarial encaminhado pelo  Governador para a Assembleia Legislativa.
     
Reajuste Salarial: essa conquista já é uma realidade!
O reajuste aprovado no padrão, sendo 15% a partir de 1º de julho de 2011 e 11% a partir de 1º de agosto de 2012, beneficia todos os policiais militares, veteranos e pensionistas.
Lembro novamente que o reajuste é só no padrão, refletindo no quinquênio, na sexta-parte e em vantagens pessoais atreladas ao padrão. O valor do ALE permanece o mesmo e os valores da insalubridade e da Diária Alimentação já foram reajustados em janeiro e abril desse ano.
O resgate de 10 policiais militares
Outra vitória com a aprovação do projeto apresentado pelo Comando Geral foi a questão dos 10 policiais militares não optantes da Lei Complementar nº 731, de 26 de outubro de 1993, que passarão a receber os mesmos valores recebidos pelos demais policiais, corrigindo uma situação que perdurava por mais de 17 anos.
Isso é resultado da sensibilidade do nosso Governador Alckmin e do nosso Secretário de Segurança, atendendo a solicitação do Comando Geral.
Quando vou receber?
O projeto agora segue para sanção do Governador, que deve ocorrer nos próximos dias. Assim que for sancionado, será pago na próxima folha de pagamento, incluindo os atrasados desde julho.
Valorização e reconhecimento do Policial Militar
Esse reajuste é o reconhecimento do nosso Governador Alckmin, com o fundamental apoio do nosso Secretário de Segurança Dr. Ferreira Pinto.
Com essa conquista, mais uma meta de valorização do policial militar foi alcançada, sendo a valorização uma busca constante desse Comando, sempre visando garantir mais qualidade de vida e dignidade para nossa família.
Obrigado a você pelo seu trabalho e por confiar no Comando
O trabalho e a dedicação de cada policial militar têm sido muito importantes, fazendo acontecer no Estado de São Paulo, fato que é mostrado diariamente pela atuação no policiamento ostensivo com resultados positivos como a queda mês a mês dos índices criminais salvando vidas e aumento dos índices operacionais, dando à população maior sensação de segurança.
Faça sua parte, continue fazendo a diferença na segurança pública de São Paulo, continue levando tranquilidade e qualidade de vida ao cidadão. Continue assim, acreditando que sempre é possível fazer mais e melhor.
A Intranet é o nosso canal oficial de comunicação do Comando.
Contem sempre com o Comando!
ALVARO BATISTA CAMILO
Coronel PM Comandante Geral

  Steve Jobs


Steve Jobs segurando um iPhone 4 branco durante a Apple Worldwide Developers Conference em 2010


Nome completo
Steven Paul Jobs


Nascimento


Morte


Residência
Palo Alto, Califórnia[3]


Nacionalidade


US$ 8.3 bilhões (2011)[4]


Cônjuge
Laurene Powell Jobs (1991–2011)


Filho(s)
4


Ocupação
Ex-Presidente da mesa diretora da Apple[5]


Assinatura
Steve Jobs signature.svg


Steven Paul "Steve" Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011[6]) foi um magnata e inventor americano. Foi co-fundador, ex-presidente e ex-diretor executivo da Apple Inc. No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II.[7] No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica de usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh. Após perder uma disputa de poder com a mesa diretora em 1984, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, e ele serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor. Vida pessoal: Steve Jobs nasceu em San Francisco e filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali. Os seus pais biológicos deram-no para adopção, pois não lhe podiam proporcionar condições para que Steve se formasse na universidade. Outra versão, no entanto, é que o pai de Joanne não queria o casamento e então ela teria decidido dar o bebê para adoção. Foi adotado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul. Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon e, depois de 6 meses, se vê obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus elevados custos. Era casado com Laurene Jobs. O começo da Apple - Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II.[13] Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso acionado por um mouse - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações sem provas concretas de espionagem industrial, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh). Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante.O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária exibida nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes. Este comercial de TV foi emblemático pela sua ideia criativa e já demonstrava uma certa rixa entre Apple e IBM. O comercial faz uma analogia ao livro de ficção científica homônimo de George Orwell "1984". Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story. No dia 24 de janeiro de 2006 a Walt Disney Company adquiriu a Pixar por 7,4 bilhões de dólares.[13] A Disney/Pixar é atualmente o maior estúdio de filmes animados do mundo.
Retorno
Walter Mossberg e Kara Swisher entrevistam Steve Jobs e Bill Gates na conferência 'D5: All Things Digital', no Silicon Valley, em 2007
Em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs retornou para a Apple - que estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar - em 1997 como consultor. A companhia foi salva a tempo com a venda de 40% das ações a rival Microsoft, com uma ideia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998 com o novo sistema operacional o Mac OS 9. Com o passar dos anos a Apple readquiriu as ações da Microsoft, que evitaram sua falência. Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2000 foi lançado o Mac OS X. Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e sua equipe. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs vem trabalhando muito em ideias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas. Uma de suas inovações foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações (iPhone) e músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de venda legal de música pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade. Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em julho de 2009 lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores. Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Uma das maiores novidades, muito aguardada pelos usuários das versões anteriores, foi a possibilidade do multitask (execução de vários programas simultaneamente), além de câmera com 5 MP com flash, entre outras mudanças. O iPhone 4 foi alvo de polêmicas, após alguns usuários (0,55%, de acordo com a própria fábrica) constatarem que, se tocado em determinado ponto (onde ficava a antena), o equipamento sofria queda de sinal. Poucas semanas depois, Steve Jobs apresentou-se publicamente em uma conferência, admitindo a existência do problema. Para contorná-lo, os usuários teriam duas opções: receber gratuitamente uma espécie de capa para evitar o toque na antena; ou então ir a qualquer loja da Apple para a devolução do dinheiro. Steve Jobs fazia anualmente palestras emblemáticas (Keynotes), nas MacWorlds, quando lançava suas tão esperadas ideias para a Apple (e o público se frustrava muito quando não havia novidades convincentes nestes eventos da Apple). Jobs e seus parceiros apresentavam as novidades que a empresa lançaria em cada temporada. Muitas dessas novidades acabavam se tornando tendência de mercado. No final de 2008, a Apple declarou que a MacWorld 2009 seria a última de que a empresa iria participar. Nesta edição do evento, Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple na época, foi o palestrante oficial. A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, ex-presidente e dono da Microsoft, já é elemento cultural do setor. Essa disputa pode ser conferida no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, "Pirates of Silicon Valley" (Piratas do Vale do Silício, na versão em português), que aborda a biografia deles e das suas empresas, algumas vezes de forma exagerada. Podemos ver a disputa que existia entre eles e suas respectivas empresas muito antes de serem os icones e "idolos" que são hoje. Em 1986, Jobs comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica, o Pixar Studios, por 5 milhões de dólares. Com uma parceria estratégica com a Disney criou, produziu e lançou vários filmes em animação 3D de sucesso, tais como o Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, "Up, Altas Aventuras" e o mais recente " Carros 2 ". Com a compra dos estúdios Pixar pelo grupo de comunicação e entretenimento Walt Disney, Jobs se tornou o maior accionista individual da Disney, onde agora deverá ocupar também um posto no conselho directivo, segundo uma nota divulgada pela empresa compradora no dia da compra, em Janeiro de 2006. Em 24 de agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Ele esperava permanecer como presidente da mesa diretora da empresa, recomendando em sua carta de demissão que Tim Cook fosse nomeado seu sucessor. Steve Jobs faleceu de câncer em 5 de outubro de 2011, na qual lutava desde 2004.[14]

O jornalista e escritor MARCOS SANTARRITA foi ganhador de dois prêmios da ABL (ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS) por seu romance “MARES DO SUL”, em 2001. Ele nasceu em ARACAJU (SE) no dia 16 de abril de 1941, e fi criado na BAHIA. MARCOS começou sua carreira colaborando, com traduções e contos para o “JORNAL DA BAHIA”, “A TARDE” e “DIÁRIO DE NOTÍCIAS”. No RIO, foi redator de “O GLOBO”, “JORNAL DO BRASIL” e “ÚLTIMA HORA”. O jornalista colaborou na “FOLHA DE SÃO PAULO” e na revista “ISTO É”. Morreu hoje, no RIO.

O violonista escocês BERT JANSCH, considerado uma lenda do folk, morreu nesta terça-feira, aos 67 anos, em LONDRES. Segundo o porta-voz do artista, MICK HOUGHTON, JANSCH enfrentava havia dois anos uma batalha contra um câncer não especificado. O músico, que faleceu em um hospital inglês para doentes terminais, já havia cancelado um show em EDIMBURGO, em agosto, devido ao estágio avançado da doença. Seu último trabalho foi registrado em 2007, no disco SHOTTER´S NATION, da banda britânica BABYSHAMBLES. JANSCH, que em agosto tocou com o PENTANGLE, influenciou nomes como NEIL YOUNG, JOHNNY MARR e JIMMY PAGE.  

2 012      :        -      SEXTA-FEIRA
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR pede cópia de seu hollerith pela Internet, a fim de ver o pagamento do mês, como sargento da polícia militar. Também faço o cadastramento da MARLENE na VIVO, a fim de possibilitar a consulta à conta do serviço telefônico e agora também dos aparelhos de televisão que temos em casa. Consigo o cadastro, que demorou um certo tempo nesta manhã, mas não consigo a cópia da conta por estar congestionado o serviço da VIVO.
Vejo o transcorrer dos treinos livres da Fórmula 1 em SUZUKA.
Se o primeiro treino livre em Suzuka indicou a McLaren como grande favorita à vitória no GP do Japão, a sessão realizada na tarde desta sexta-feira (5), madrugada no Brasil, mostrou que o fim de semana poderá ser marcado pelo equilíbrio de forças. Mark Webber colocou os taurinos na ponta do segundo treino livre. Com o tempo de 1min32s493, o australiano foi 0s214 mais rápido que Lewis Hamilton e assegurou o melhor tempo do dia. Com Sebastian Vettel em terceiro, a Red Bull repetiu o feito da McLaren, que, pela manhã, também colocou dois carros entre os três primeiros da sessão. A surpresa do dia foi o quarto lugar de Nico Hülkenberg, jovem e promissor piloto da Force India. O alemão superou ninguém menos que Fernando Alonso, que chegou a ocupar a liderança do treino durante alguns minutos em Suzuka. Em sexto, Romain Grosjean foi o melhor piloto da Lotus no fim do dia, já que Kimi Räikkönen enfrentou problemas com o Kers do seu E20 e deu poucas voltas no circuito japonês. Líder do treino da manhã, Jenson Button também chegou a ocupar a ponta da tomada de tempos desta tarde, mas completou poucas voltas, 19, e foi facilmente superado pelos rivais, ficando a 0s856 de Webber. Bruno Senna, por sua vez, foi o brasileiro melhor colocado desta sexta-feira em Suzuka. Sem guiar o FW34 pela manhã, o piloto da Williams bateu Pastor Maldonado em 0s801 e fechou em oitavo, à frente de Felipe Massa. Michael Schumacher, que iniciou seu adeus definitivo à F1, fechou o dia com o décimo tempo, mas chamou mais a atenção pela forte batida na parte final do treino da tarde. Assim como já ocorrera com Paul di Resta no começo da sessão, o heptacampeão do mundo rodou na entrada da curva Spoon e bateu com a lateral do W03 na barreira de pneus. O veterano da Mercedes saiu andando, normalmente, mas encerrou ali sua participação na pista.
Participo de um almoço de trabalho na AOMESP. Estão comigo: PASSOS, CARMELO, OREZ, MARGARIDO, CRISTIANO, RAFAEL e outros companheiros de lutas que querem saber como vamos encarar as eleições de domingo. Há os adeptos do CORONEL PM TELHADA, os do CORONEL PM CAMILO, do CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA e, na AOMESP, do CORONEL PM RICARDO JACOB (apoiado pelo PADRE MARCELO). Chegamos a conclusão que um tirará voto do outro, sem falar dos demais candidatos da PM que chega a um número de mais ou menos 20. Mesmo assim vamos pender para um dos três candidatos citados primeiro. Quando chego no MMDC encontro o ARISTIDES e o SÍLVIO LUIZ GUERRA. Conversamos a respeito da reunião marcada para o dia 20 de outubro no Monumento Mausoléu. Depois chega o CAPITÃO PM ANÍSIO. Ficamos esperando o GEORGE. Ele foi colher a assinatura do Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA no diploma que é endereçado a mim no caso do recebimento do COLAR DA VITÓRIA. Esse colar será entregue no próximo dia 11, mas os diplomas já estão prontos. MARINEI os levará ainda hoje ao Conselho de Honrarias e Mérito. AMADO RÚBIO chega já no final do nosso expediente. Quer ele saber se teremos condução para ir dia 9 à solenidade da LAPA. Talvez tenhamos de ir mesmo de ônibus.

RODRIGO VAROTTI, nosso Diretor da Juventude, manda-me a mensagem:
Boa noite dileto Cel Ventura,
Na ultima terça-feira, dia 02 de outubro, fui escalado e estive em nossa solenidade dando apoio junto com a ambulância do Centro Médico, na qualidade de 2o TEN MED PM.
Pude encontrar alguns amigos da Sociedade, mas infelizmente não consegui ter com o senhor o devido cumprimento, pois vi que estava sobremaneira ocupado e não queria de qualquer forma incomodá-lo.
De qualquer forma quero parabenizá-lo pelas palavras proferidas que mais uma vez enalteceram a memória do Herói de 32 e de nossa Sociedade em seu trabalho. Solenidades como essa mantém-me crente que a causa que não vivi, arde forte em meu peito e em meus ideais.
Aproveito para confirmar nossa festividade no dia 11 de dezembro para Placa de Fundação do NÚCLEO MAÇÔNICO MMDC na sede da Sociedade.
No tocante ao colar da vitória, que conversamos quando de nosso último encontro, espero ter clara minha inteira disponibilidade e poder ser relacionado dentre tão ilustre grupo para participação.
Conte sempre comigo Cel. Espero através de meu trabalho realizar grandes projetos em prol de nossa sociedade e da memória da revolução.
Um grande abraço,
Saudações efusivas pela presidência brilhante que o senhor exerce.
Minha força e determinação estão ao seu dispor.
Rodrigo Guilherme Varotti Pereira
2 TEN MED PM
Diretor da Juventude da Sociedade Veteranos de 32
Presidente e Fundador do Núcleo Maçônico MMDC

Mario Ventura celmario@gmail.com
22:45
para RODRIGO
ESTIMADO RODRIGO
Os primeiros dias de outubro foram muito importantes para a Sociedade. Já no dia 1º de outubro, na Assembléia Legislativa, condecoramos o Presidente da Câmara Federal, DEPUTADO MARCO MAIA e os responsáveis pela maravilhosa exposição em BRASÍLIA sobre a revolução constitucionalista.
Dia 2 você assistiu a solenidade no Monumento Mausoléu. Já no dia 3 a cerimônia foi no "NINHO DAS ÁGUIAS", na APMBB. Na semana que vem, estaremos na Praça JOHN LENNON, num evento proporcionado pelo nosso Núcleo "MMDC-OESTE LAPA". Ainda este mês iremos entregar o COLAR DA VITÓRIA para o CONSELHO dessa honraria no dia 11, em cerimônia íntima. Sobre o colar que significará os 80 anos da Revolução de 32 vamos estabelecer que apenas 32 associados irão recebê-lo, após participarem de um almoço que denominados de "ALMOÇO DA VITÓRIA". Será nos primeiros dias de dezembro. Será elaborado um CONVITE CIRCULAR, com adesão do almoço de R$250, a fim de "fazer caixa" para pagar o décimo-terceiro salário de nossa funcionária MARINEI. Após o almoço, os 32 associados selecionados pelo critério de chegada, isto é, pela manifestação explicita e pagamento da adesão, receberão o colar. A próxima entrega do COLAR DA VITÓRIA ficará para o ano que vem, sempre no critério de 32 adesões dos associados.
Em princípio não estamos pensando entregar o colar para aqueles que não forem associados.  
A data de 11 de dezembro já está marcada para o recebimento da placa alusiva ao NÚCLEO MMDC MAÇÔNICO.
Lançamos na Assembléia e também na solenidade do dia 2 de outubro o sentido nacional do Movimento Constitucionalista e o firme propósito de transformar a Sociedade em uma Federação, assim que não tivermos mais veteranos de 32 (o número agora está reduzido a apenas 37).
Nesse sentido de federação iremos homenagear autoridades paranaenses no dia 20 de outubro, na costumeira reunião da COFAM no terceiro sábado do mês. Espero que você esteja presente nessa cerimônia importantíssima para os projetos futuros do MMDC.
Ainda visitaremos SÃO JOÃO DA BOA VISTA no dia 19 de outubro e CAMPINAS no dia 25. Já temos datas marcadas para solenidades em novembro.   

UMA CONSTATAÇÃO DE FATOS ACONTECIDOS, FOTOGRAFADOS E PUBLICADOS, QUANDO O LULA ESTAVA "PRESO",  E JOGAVA BARALHO COM O "XERIFE" TUMA, NO DOPS EM SÃO PAULO. ALI ELE MOSTROU A CARA PRA MIM. E PONTO.
IMPLOSÃO DO mito LULA.
Inácio Lula da Silva vive um momento terrível de desconstrução. Nunca antes na história deste país um ídolo político foi tão atacado como chefe de uma quadrilha prestes a ser condenada, com seus principais operadores já pressentindo o amargo desgosto do cárcere. O nível altíssimo de angústia e tensão, fatalmente, afetam seu humor, estado de espírito e, por consequência, a saúde – que inspira cuidados. Pior que isto só o estrago da imagem santificada por anos de marketagem.
O jogo de poder é cruel para gente como $talinácio. Nos esquemas de colonização globalitários, ao qual o Brasil é historicamente submetido, o suposto rei que perde o poder também fica, automaticamente, sem a majestade. Lula tornou-se mais um objeto descartável pela oligarquia financeira transnacional que controla os negócios mundiais – do capitalismo ou do capimunismo. Tornou-se cabra marcado para cair no ostracismo da História. A dúvida é se tal estrago será imediato ou apenas no longo prazo.
Enquanto servia diretamente como fantoche aos esquemas, globalitários foi poupado de todos os (poucos) ataques que sofreu. Agora, sem a caneta do Diário Oficial da União, é como uma fada que teve roubada a varinha de condão. A capacidade de mistificar foi radicalmente diminuída. Assim, o mítico herói tupiniquim começa a ser submetido a um processo de desconstrução da imagem que pode lhe ser fatal. Nem Getúlio Vargas tomou tanta pancada quanto Lula deve tomar.
Por ironia do destino, Lula sentiu que não é imune ao poder de destruição de um câncer. A Justiça divina o poupou. Mas, a partir de agora, o então poderoso chefão dos petistas também constata que não é mais imune ao rigor seletivo da Justiça dos homens. Como não tem mais o escudo do foro privilegiado do cargo de Presidente da República – agora sendo apenas um cidadão como outro qualquer – responde por tudo em que for denunciado na justiça comum – a mesma que costuma ser muito injusta com a maioria dos reles mortais.
O momento de terror vivido por Lula tem seu ponto evidente no julgamento do mensalão – que ele fez de tudo, nos bastidores, para tentar protelar. Agora, o recado dado por Marcos Valério – que o confirma como verdadeiro chefe dos “mensaleiros” – transforma um líder político bionicamente fabricado pelos esquemas globalitários em um mero chefete de uma quadrilha que vem assaltando o Brasil.
Alem do mensalão – e diretamente relacionado com tal escândalo que caiu na boca do povão, graças à exposição midiática do julgamento no Supremo Tribunal Federal -, Lula agora vira alvo de pequenos ataques que podem ser fatais. É o caso da “maldição dos velhinhos endividados”.
Lula é alvo direto de um processo por improbidade administrativa. Motivo: o Ministério Público Federal o acusa de um prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres públicos, por buscar autopromoção, fazer publicidade pessoal e favorecer o Banco BMG, ao enviar a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social uma cartinha por ele assinada com informações sobre o programa de crédito consignado do governo federal – que se transformou em um inferno de dívidas para os idosos e seus familiares.
Uma ação de improbidade sobre o envio das cartas aos idosos tem conteúdo semelhante a um inquérito sigiloso em tramitação no Supremo Tribunal Federal. O caso foi aberto a partir da denúncia principal do mensalão. O inquérito apura “fatos relacionados às irregularidades no convênio firmado entre o Banco BMG e o INSS/Dataprev para a operacionalização de crédito consignado a beneficiários e pensionistas”. Por mera coincidência, dirigentes do BMG aparecem como réus no processo do mensalão.
Se o caso for denunciado pelo procurador-geral da República – que até agora se omite sobre um assunto de tamanha gravidade política e econômica -, e Lula acabar condenado terá de se aposentar politicamente. A pena fatal para ele é a perda dos direitos políticos por até dez anos – prevista na Lei de Improbidade Administrativa. Para um político, tal penalidade é muito pior que vários anos de prisão (que geralmente ajudam a transformar o condenado em coitadinho, contribuindo para a construção do mito político).
Sorte que Lula – ao contrário do velhinhos que ajudou a se endividarem - já é um aposentado de primeira linha. O chefão do PT não precisa pedir empréstimo consignado para sobreviver. Lula vive como rei graças à tríplice-aposentadoria. Recebe aposentadoria por invalidez do INSS, ganha outra aposentadoria do governo como anistiado político (por 11 dias que o amigo Romeu Tuma manteve o sindicalista com codinome “Boi” na cadeia, durante as famosas greves do ABC), além de mais uma aposentadoria a que tem direito como ex-Presidente da República.
O tríplice-aposentado Lula sabe que a coisa está preta. E não é só por causa do Joaquim Barbosa – que ele nomeou para o STF apenas para fazer média com a “comunidade negra”. O jogo político empretejou para Lula, simplesmente, porque é fatal para quem não dita mais as regras do poder. O Cabo da faxima de um quartel tem mais poder que um ex-Presidente da República.
Lula ainda posa de herói entre os ignorantes beneficiados por seus clientelistas esquemas de bolsas de compensação de renda. Ou entre aqueles que foram levados a acreditar no milagre do operário que chegou ao topo da fábrica Brasil. Para o segmento esclarecido de brasileiros, Lula é mais nada. Sobrevive da autoidolatria. Se perdê-la, já era. E os novos ataques que sofrerá vão se intensificar.
O vácuo de poder está se abrindo. Se Lula for obrigado, por qualquer motivo, a sair de cena, a autofagia do PT vai se tornar evidente. A disputa interna pelo poder no partido – para gerir a aparelhagem pública de que a petralhada se apossou – tende a provocar grandes baixas. Quem assumirá a hegemonia numa fase Pós-Lula?
Por tanto desgaste à vista, só uma providencial morte súbita poderá preservar o que ainda resta da imagem política de Lula. Os diamantes são eternos. Os políticos, não! Pelo menos o grande líder ainda tem uma esperança. Como tem acontecido até agora, nada deve colar nele. Até quando isso vai durar talvez só Deus saiba... O vácuo de poder está se abrindo e vai se concretizar...
Talvez por isso Lula até alimente uma certeza meio fantasiosa e bem típica de um mito providencialmente fabricado pela maquiavelagem de um pseudo-gênio Golbery do Couto e Silva. No juízo final, Lula deve acreditar que vai mesmo para o Céu... Pode ser... Afinal, não dizem que o Diabo odeia concorrentes de peso em seus domínios infernais...
Vida que segue... Ave até que Vale! Fiquem com Deus.
O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: http://www.alertatotal.net/. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.
 © Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Setembro de 2012.
====================================================
A CAPA DE VEJA – TALVEZ A MATÉRIA MAIS EXPLOSIVA DEPOIS DA ENTREVISTA DE PEDRO COLLOR
15/09/2012
 às 7:29
REVELADOS SEGREDOS EXPLOSIVOS DE VALÉRIO, QUE TEME SER ASSASSINADO: 1) Mensalão movimentou R$ 350 milhões; 2) Lula, com Dirceu de braço direito, era o chefe; 3) presidente recebia pessoalmente doadores clandestinos; 4) publicitário se encontrou no Palácio com Dirceu e Lula várias vezes; 5) Delúbio, o tesoureiro, dormia com frequência no Alvorada
Vocês já viram a capa da revista VEJA. A reportagem traz informações estarrecedoras. O publicitário Marcos Valério sabe que vai para a cadeia — e não será por pouco tempo. E está, obviamente, infeliz e revoltado. Acha que será o principal punido de uma cadeia criminosa que tinha, segundo ele, na chefia, ninguém menos do que Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República — aquele mesmo que, ao encerrar o segundo mandato, assegurou que iria investigar quem havia inventado essa história de mensalão, “uma mentira”… Reportagem de capa de Policarpo Júnior, na VEJA desta semana, revela, agora, um Marcos Valério amargo e, como se vê, propenso a falar o que sabe — o que tem feito com alguns amigos. Só que ele está com medo de morrer. Tem certeza de que será assassinado se falar tudo o que sabe. Acho, no entanto, que ele deveria fazê-lo. Os que podem estar interessados na sua morte temem justamente o que ele não contou — e a melhor maneira de preservar o segredo é eliminando-o. Que peça proteção formal ao Estado e preste um serviço aos brasileiros.
Na sessão de quinta-feira do Supremo, num dia em que não temeu em nenhum momento o ridículo, o ministro Dias Toffoli — que vinha tendo uma boa atuação até o julgamento do mensalão (ele decida o que fazer de sua biografia!) — ensaiou uma distinção politicamente pornográfica entre “o valerioduto” (cuja existência ele admitiu, tanto que condenou o empresário) e o “mensalão como chama a imprensa”… Ficou claro que o ministro acha que são coisas distintas, como se o empresário tivesse delinquido, sei lá, apenas por interesse pessoal. A verdade, assegura Valério, é bem outra. Abaixo, seguem trechos da reportagem de VEJA. Reputo como o texto jornalístico mais explosivo publicado no Brasil desde a entrevista de Pedro Collor às Páginas Amarelas da VEJA. Abaixo, uma síntese das nove páginas.
“O CAIXA DO PT FOI DE R$ 350 MILHÕES”
A acusação do Ministério Público Federal sustenta que o mensalão foi abastecido com 55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados da Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil. Segundo Marcos Valério, esse valor é subestimado. Ele conta que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. (…)“Da SM P&B vão achar só os 55 milhões, mas o caixa era muito maior. O caixa do PT foi de 350 milhões de reais, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP&B nem com a DNA ”.
(…)
LULA ERA O CHEFE DO ESQUEMA, COM JOSÉ DIRCEU Lula teria se empenhado pessoalmente na coleta de dinheiro para a engrenagem clandestina, cujos contribuintes tinham algum interesse no governo federal. Tudo corria por fora, sem registros formais, sem deixar nenhum rastro. Muitos empresários, relata Marcos Valério, se reuniam com o presidente, combinavam a contribuição e em seguida despejavam dinheiro no cofre secreto petista. O controle dessa contabilidade cabia ao então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, que é réu no processo do mensalão e começa a ser julgado nos próximos dias pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O papel de Delúbio era, além de ajudar na administração da captação, definir o nome dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT, com o aval do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, acusado no processo como o chefe da quadrilha do mensalão: “Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava”.
(…)
VALÉRIO SE ENCONTROU COM LULA NO PALÁCIO DO PLANALTO VÁRIAS VEZES: A narrativa de Valério coloca Lula não apenas como sabedor do que se passava, mas no comando da operação. Valério não esconde que se encontrou com Lula diversas vezes no Palácio do Planalto. Ele faz outra revelação: “Do Zé ao Lula era só descer a escada. Isso se faz sem marcar. Ele dizia vamos lá embaixo, vamos”. O Zé é o ex-ministro José Dirceu, cujo gabinete ficava no 4º andar do Palácio do Planalto, um andar acima do gabinete presidencial. (…) Marcos Valério reafirma que Dirceu não pode nem deve ser absolvido pelo Supremo Tribunal, mas faz uma sombria ressalva. “Não podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para o Lula porque eu, o Delúbio e o Zé não falamos”, disse, na semana passada, em Belo Horizonte. Indagado, o ex-presidente não respondeu.
(…)
PAULO OKAMOTTO, ESCALADO PARA SILENCIAR VALÉRIO, TERIA AGREDIDO FISICAMENTE A MULHER DO PUBLICITÁRIO: “Eu não falo com todo mundo no PT. O meu contato com o PT era o Paulo Okamotto”, disse Valério em uma conversa reservada dias atrás. É o próprio Valério quem explica a missão de Okamotto: “O papel dele era tentar me acalmar”. O empresário conta que conheceu o Japonês, como o petista é chamado, no ápice do escândalo. Valério diz que, na véspera de seu primeiro depoimento à CPI que investigava o mensalão, Okamotto o procurou. “A conversa foi na casa de uma funcionária minha. Era para dizer o que eu não devia falar na CPI”, relembra. O pedido era óbvio. Okamotto queria evitar que Valério implicasse Lula no escândalo. Deu certo durante muito tempo. Em troca do silêncio de Valério, o PT, por intermédio de Okamotto, prometia dinheiro e proteção. A relação se tornaria duradoura, mas nunca foi pacífica. Em momentos de dificuldade, Okamotto era sempre procurado. Quando Valério foi preso pela primeira vez, sua mulher viajou a São Paulo com a filha para falar com Okamotto. Renilda Santiago queria que o assessor de Lula desse um jeito de tirar seu marido da cadeia. Disse que ele estava preso injustamente e que o PT precisava resolver a situação. A reação de Okamotto causa revolta em Valério até hoje. “Ele deu um safanão na minha esposa. Ela foi correndo para o banheiro, chorando.”
O PT PROMETEU A VALÉRIO QUE RETARDARIA AO MÁXIMO O JULGAMENTO NO STF: O empresário jura que nunca recebeu nada do PT. Já a promessa de proteção, segundo Valério, girava em torno de um esforço que o partido faria para retardar o julgamento do mensalão no Supremo e, em último caso, tentar amenizar a sua pena. “Prometeram não exatamente absolver, mas diziam: ‘Vamos segurar, vamos isso, vamos aquilo’… Amenizar”, conta. Por muito tempo, Marcos Valério acreditou que daria certo. Procurado, Okamotto não se pronunciou.
“O DELÚBIO DORMIA NO PALÁCIO DA ALVORADA” Nos tempos em que gozava da intimidade do poder em Brasília, Marcos Valério diz guardar muitas lembranças. Algumas revelam a desenvoltura com que personagens centrais do mensalão transitavam no coração do governo Lula antes da eclosão do maior escândalo de corrupção da história política do país. Valério lembra das vezes em que Delúbio Soares, seu interlocutor frequente até a descoberta do esquema, participava de animados encontros à noite no Palácio da Alvorada, que não raro servia de pernoite para o ex-tesoureiro petista. “O Delúbio dormia no Alvorada. Ele e a mulher dele iam jogar baralho com Lula à noite. Alguma vez isso ficou registrado lá dentro? Quando você quer encontrar (alguém), você encontra, e sem registro.” O operador do mensalão deixa transparecer que ele próprio foi a uma dessas reuniões noturnas no Alvorada. Sobre sua aproximação com o PT, Valério conta que, diferentemente do que os petistas dizem há sete anos, ele conheceu Delúbio durante a campanha de 2002. Quem apresentou a ele o petista foi Cristiano Paz, seu ex-sócio, que intermediava uma doação à campanha de Lula.
(…)
EMPRÉSTIMOS DO RURAL FORAM FEITOS COM AVAL DE LULA E DIRCEU “O banco ia emprestar dinheiro para uma agência quebrada?” Os ministros do STF já consideraram fraudulentos os empréstimos concedidos pelo Banco Rural às agências de publicidade que abasteceram o mensalão. Para Valério, a decisão do Rural de liberar o dinheiro — com garantias fajutas e José Genoino e Delúbio Soares como fiadores — não foi um favor a ele, mas ao governo Lula. “Você acha que chegou lá o Marcos Valério com duas agências quebradas e pediu: ‘Me empresta aí 30 milhões de reais pra eu dar pro PT’? O que um dono de banco ia responder?” Valério se lembra sempre de José Augusto Dumont, então presidente do Rural. “O Zé Augusto, que não era bobo, falou assim: ‘Pra você eu não empresto’. Eu respondi: ‘Vai lá e conversa com o Delúbio’. ”A partir daí a solução foi encaminhada. Os empréstimos, diz Valério, não existiriam sem o aval de Lula e Dirceu. “Se você é um banqueiro, você nega um pedido do presidente da República?”
(…)
Por Reinaldo Azevedo
==================================================
REVISTA "FORBES"
16 de julho de 2012
por Geraldo Almendra (*)
Pode um cidadão eleito presidente e pertencente à classe média baixa, se tornar, em dois mandatos presidenciais, em um bilionário apenas com seus rendimentos e benefícios do cargo?
A resposta é “sim”. O ex-presidente Lula é um suposto e exemplar caso desse milagre financeiro, tendo-se como base as denúncias recorrentes já feitas pela mídia.
Conforme amplamente noticiado em algumas ocasiões uma conceituada revista - a Forbes – trouxe à tona esse tema, reputando a Lula a posse de uma fortuna pessoal estimada em mais de R$ 2 bilhões de dólares, devendo-se ressaltar que a primeira denúncia ocorreu ao que tudo indica em 2006, o que nos leva a concluir que a “inteligência financeira do ex-presidente” já deve ter mais que dobrado esse valor, na falta de uma contestação formal e legal do ex-presidente contra a revista.
Estamos diante de um suposto caso em que o silêncio pode ser a melhor defesa para não mexer na panela apodrecida dos podres Poderes da República, evitando as consequências legais pertinentes e o inevitável desgaste perante a opinião pública.
Nesta semana a divulgação pelo Wikileaks de suspeitas - também já feitas anteriormente - de subornos envolvendo o ex-presidente nas relações de compras feitas pelo desgoverno brasileiro em relação a processos de licitações passados, ou em andamento, nos conduz, novamente, e necessariamente, a uma pergunta não respondida: como se explica o vertiginoso crescimento do patrimônio pessoal e familiar da família Lula?
O que devem estar pensando os milhares de contribuintes que têm suas declarações de renda rejeitadas e são legalmente, todos os anos, obrigados a dar as devidas satisfações à Receita Federal sobre crescimentos patrimoniais tecnicamente inexplicáveis, mas de valor expressivamente menor do que o associado ao patrimônio pessoal e familiar do ex-presidente?
A resposta é simples e direta: tudo isso nos parece ser uma grande e redundante sacanagem com todos aqueles que trabalham fora do setor público - durante mais de cinco meses por ano - para ajudar a sustentar aquilo que a sociedade já está se acostumando a chamar de covil de bandidos.
A pergunta que fica no ar é sobre que atitudes deveriam e devem tomar o Ministério Público, a Receita Federal, O Tribunal de Contas e a Polícia Federal diante de supostas e escandalosas evidências de enriquecimento ilícito de alguém que ficou durante dois mandatos consecutivos no cargo de Presidente da República?
Na falta de atitudes investigativas ou consequências legais, como sempre, a mensagem que o poder público passa para a sociedade é de uma grotesca e sistemática impunidade protetora de todos, ou quase todos, que pactuam com a transformação do país em um Paraíso de Patifes.
No Brasil, cada vez mais, a corrupção compensa e as eventuais punições já viraram brincadeira que nossa sociedade, no cerne dos seus núcleos de poder públicos e privados aprendeu: a impunidade a leva a se nivelar por baixo aceitando que roubar o contribuinte já se tornou um ato politicamente correto para que a o projeto de poder do PT – um Regime Civil Fascista fundamentado no suborno e em um assistencialismo comprador de votos – siga inexoravelmente avante.
A omissão do Poder Público diante da absurda degeneração moral das relações públicas e privadas somente nos deixa uma alternativa de qualificação: estamos diante do Poder Público mais safado e sem vergonha de nossa história.
A propósito; quem roubou o crucifixo do gabinete presidencial no final do desgoverno Lula?
(*) Economista e Professor de Matemática, Petrópolis

Peritos do Instituto de Criminalística realizaram hoje outra perícia no saguão do prédio onde morou o coronel da reserva da PM e ex-deputado estadual UBIRATAN GUIMARÃES, na Avenida 9 de Julho, nos JARDINS, seis anos após o assassinato dele. O procedimento foi requisitado à Justiça pela defesa da advogada e ex-namorada de UBIRATAN, CARLA CEPOLLINA, acusada do crime e cujo julgamento está marcado para 5 de novembro. Ela diz ser inocente. O advogado de CARLA, EUGÊNIO CARLOS BALLIANO MALAVASI, afirma que o objetivo da perícia é comprovar se do local onde se encontrava o funcionário na portaria do edifício teria campo de visão para observar quem entrasse ou saísse do elevador. O corpo de UBIRATAN foi encontrado na manhã de 10 de setembro na sala do apartamento dele, no 7º andar, com um tiro na barriga. O coronel estava nu, enrolado em uma toalha. No dia anterior, ele e CARLA passaram o dia juntos e em casa tomaram caipirinha enquanto ela fazia o jantar. Segundo a polícia, o motivo do crime seria ciúme.
CARANDIRU – UBIRATAN foi um dos coronéis da PM acusados de comandar o massacre do CARANDIRU em 2 de outubro de 1992, que resultou na morte de 111 presos. Dos 85 PM envolvidos no episódio, só ele chegou a ser condenado a 632 anoso de reclusão em primeira instância. Porém, recorreu da decisão e foi absolvido, por 20 votos a 2, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Ele teve direito a foro privilegiado por ser deputado. Aliás, a bandeira do coronel para se eleger com 55.757 votos foi o massacre. Ele concorreu com o número 11190, fazendo alusão aos 111 presos mortos. Ele e CARLA se conheceram durante um evento na Cavalaria da PM. Ela e a irmã acompanhavam a mãe, a advogada LILIANA PRINZIVALLI, que tinha ido prestigiar um sobrinho, tenente da corporação. Alguns dias depois, UBIRATAN pediu ao oficial para levá-lo à casa da tia dele, a pretexto de visitá-la, e logo começou a paquerar CARLA. CARLA chegou a ser denunciada pelo crime, mas o juiz ALBERTO ÂNDERSON FILHO considerou improcedente e arquivou o processo por falta de provas. O Ministério Público recorreu e foi marcado novo júri.     

Em um período de apenas 20 horas, sete pessoas foram assassinadas na região de VICENTE DE CARVALHO, periferia do GUARUJÁ, na BAIXADA SANTISTA. A Polícia Civil suspeita que um grupo de extermínio formado por policiais militares seja responsável pelas mortes. Policiais responsáveis pela investigação revelaram, sob a condição de anonimato, que os indícios levantados até o momento indicam uma vingança de PMs. Às 16 horas de quarta-feira, 3 de outubro, o soldado FÁBIO PASSOS DE SÁ foi morto com 14 tiros em seu dia de folga em SÃO VICENTE, cidade da mesma região. Às 19:30 horas, no GUARUJÁ, o PM THIAGO SILVA DE ARAÚJO teve o carro atingido por vários tiros, mas sobreviveu. Seis horas depois, o grupo de extermínio teria se organizado para dar “o troco”, diz a investigação. Em todos os casos, as vítimas foram mortas por dois homens de capacete em uma moto preta. Nem todos os que morreram tinham passagem criminal. MAURÍLIO DOS SANTOS SILVA, de 29 anos, foi morto com 22 tiros. Enquanto chorava pela morte do irmão, CLÁUDIO VIERIA DOS SANTOS SILVA, de 45 anos, foi informado de que JÚNIOR, seu filho de 18 anos, também havia sido executado com cinco disparos. Tio e sobrinho foram enterrados no mesmo cemitério hoje. “É um reflexo da ausência da segurança pública”, desabafa o irmão e pai das vítimas. Das sete mortes, a polícia tem certeza de que os executores escolheram duas vítimas. As outras cinco podem ter sido atingidas aleatoriamente. Na maioria dos crimes, as cápsulas foram recolhidas. O Comando da PM diz que as mortes no GUARUJÁ estão sendo investigadas apenas pela Polícia Civil. Não é de hoje que polícia e Ministério Público apuram a atuação de grupos de extermínio na BAIXADA. Em 2010, 22 policiais foram presos pela morte de 22 pessoas. O grupo, conhecido como NINJAS, também é investigado nas séries de homicídios registrados em 2010, 2011 e 2012. Neste ano, três PMs foram presos por agirem como “jagunços” de traficantes.

Três jovens, de 16,20 e 22 anos, foram baleados na madrugada em uma praça no JARDIM VALO VERDE, em EMBU DAS ARTES, na GRANDE SÃO PAULO. O trio confessou que usava drogas o momento do ataque. Os tiros atingiram os braços, pernas e costas dos rapazes, mas nenhum deles foi ferido gravemente. O local onde o crime ocorreu é um ponto de drogas conhecido na região. Na tarde de ontem, o CABO PM RENATO FERREIRA DA SILVA SANTOS, de 29 anos, foi assassinado na zona oeste da capital. O policial militar e dois amigos foram rendidos por uma dupla que anunciou o assalto. SANTOS teria reagido ao roubo e levou um tiro no peito. O CABO PM RENATO trabalhava no 33º BPMM, responsável por policiar a cidade de EMBU DAS ARTES. O delegado MAURÍCIO GUIMARÃES SOARES, seccional de TABOÃO DA SERRA, diz que, por enquanto, não há relação entre os dois casos.

Após reagir a uma tentativa de assalto na noite de ontem, um cabo da ROTA foi baleado de raspão em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. O PM abastecia o carro no bairro CIDADE SERÓDIO, quando dois assaltantes em uma motocicleta o abordaram. Ele reagiu e houve troca de tiros. Um dos bandidos ficou ferido e o cabo, mesmo baleado, correu até o batalhão para pedir ajuda.    

LUCIANE APARECIDA CONCEIÇÃO, de 24 anos, a primeira criança do mundo a tomar o coquetel contra AIDS, morreu hoje de madrugada. Familiares afirmam que a jovem, exemplo na luta contra a doença, abandonou o tratamento, gradativamente, há cerca de cinco anos. LUCIANE contraiu o vírus HIV ao nascer, pois sua mãe biológica recebeu transfusão de sangue contaminado na gestação e a abandonou logo após o parto. Ela foi adotada pelo casal EDGAR DE CONCEIÇÃO e ARLINDA DE JESUS, que morreu há oito anos. “Queríamos adotar uma criança que precisasse de ajuda”, fala EDGAR. Aos 7 anos, a menina começou a tomar o coquetel, quando a presidente do GEPASO (Grupo de Educação à Prevenção a AIDS de SOROCABA), MARIA LUCILA MAGNO, entrou com liminar na Justiça para autorizar a medicação para a criança com AIDS, pois na época a prática era restrita a adultos. Neste ano, LUCIANE ficou internada por 22 dias devido uma gastrite. LUCILA, que conviveu com ela por mais de 16 anos, relata que a moça sofria de depressão e se entregou à doença. “Ela decidiu que queria morrer, mas também deu exemplos bons. Foi guerreira, serviu para ajudar em pesquisas e a medicina, pois foi a primeira criança a iniciar o tratamento contra AIDS e estaria bem se tivesse seguido corretamente. Quem toma o coquetel tem uma vida normal”, destaca. LUCIANE deixa uma filha, ANA VITÓRIA, 4 anos, que não contraiu o vírus.

Seis dias após a morte de HEBE, as homenagens da televisão brasileira parecem não ter fim. Hoje, pela manhã, familiares e amigos da loira se reuniram na Igreja Nossa Senhora do Brasil em SÃO PAULO, para assistir à missa de sétimo dia. A cerimônia não foi aberta ao público. Na missa, AGNALDO RAYOL cantou “AVE MARIA” e a música preferida de HEBE, “COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”, sob a regência do maestro RENATO MISIUK. Na folha litúrgica, uma foto da loira, a letra da música de ROBERTO CARLOS e uma frase atribuída a ela: “NINGUÉM AMA A VIDA MAIS DO QUE EU”.

A blogueira dissidente cubana YOANI SÁNCHEZ foi detida por 30 horas e solta hoje pela polícia de CUBA. Ela estava com o marido, o jornalista REINALDO ESCOBAR, e outros dissidentes em BAYAMO quando foi presa. YOANI é conhecida internacionalmente por seu blog “GENERACIÓN Y”, que repudia o regime cubano. Ela recebeu autorização para ficar no BRASIL, mas não teve permissão para sair do seu país.

Forças israelenses mataram um norte-americano que abriu fogo em um hotel lotado de turistas, assassinando uma pessoa. Um ex-funcionário do hotel à beira do MAR VERMELHO, em EILAT, pegou uma arma de um segurança e atirou em um funcionário do hotel, afirmou o porta-voz da polícia, MICKY ROSENFELD O atirador protegeu-se na cozinha do hotel, disparando de volta contra os policiais e os militares. Ele foi morto pelo esquadrão antiterrorismo.

A TURQUIA voltou a atacar hoje a SÍRIA após tiros de morteiros do país vizinho terem atingido seu território. Em meio à escalada de tensão na região, o primeiro-ministro turco RECEP TAYYIP ERDOGAN disse que o país “não está longe da guerra”. A crise entre ANCARA e DAMASCO se agravou quarta-feira, dia 3, quando bombas vindas da SÍRIA mataram cinco turcos na cidade fronteiriça de ANCAKALE. Segundo a agência estatal ANATÓLIA, disparos vindos da SÍRIA caíram 50 metros dentro do território turco, perto da vila de ASAGIPULLUYAZ, na Província de HATAY. Ninguém se feriu, mas, em resposta, a TURQUIA respondeu com fogo. Foi o terceiro dia de ataques turcos à SÍRIA. Na quinta-feira, dia 4, o Parlamento da TURQUIA aprovou uma permissão para operações militares do Exército em território sírio como ferramenta de dissuasão. Em ISTAMBUL, ERDOGAN subiu o tom de ameaças contra DAMASCO. “Não estamos em guerra, mas não estamos longe dela”. Mais cedo, ele pediu aos sírios para não testarem os limites e a determinação da TURQUIA. “Isso será um grave erro. Não estamos blefando”. O premiê turco também fez duras críticas a ASSAD. “A nossa nação chegou até aqui após passar por guerras entre continentes e muitas lutas. Assim como a TURQUIA não deixou de reagir ao incidente em ANCAKALE, não ficará impassível política e diplomaticamente enquanto o regime de ASSAD massacra o próprio povo”, declarou o premiê ERDOGAN. “O governo do tirano perdeu toda a legitimidade há muito tempo e perdeu também a chance de sobreviver. Será um erro mortal testar a capacidade de dissuasão da TURQUIA, bem como nossa capacidade e determinação”, acrescentou o líder turco.
O Conselho de Segurança da ONU condenou, na quinta-feira, dia 4, o ataque sírio à TURQUIA e pediu o fim imediato das ações militares. O governo dos ESTADOS UNIDOS declarou que o direito de defesa da TURQUIA está previsto nas regras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A violência na fronteira é a mais recente conseqüência da guerra civil na SÍRIA. Os rebeldes que lutam contra o regime de ASSAD controlam áreas próximas entre os dois países e recebem apoio logístico e armas de ANCARA.

Aviões da Força Aérea da SÍRIA atacaram hoje o centro de HOMS, no pior bombardeio ao reduto rebelde em meses, disseram ativistas. Os ataques também ocorreram com tanques e morteiros. No norte, ao mesmo tempo, as forças do governo tentam dominar ALEPPO, a segunda cidade mais importante do país. HOMS tem sido um dos focos da revolta de 18 meses contra o regime do ditador. Da cidade, a luta se deslocou para outras áreas, incluindo ALEPPO. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), grupo de oposição com sede em LONDRES, a violência do ataque a HOMS foi muito mais intensa do que a de bombardeios anteriores. “Ao amanhecer, o regime bombardeou intensamente a região”, disse um ativista identificado somente pelo apelido ABU RAMI. “Está caindo uma média de cinco foguetes por minuto”, contou. Também hoje, os rebeldes sírios disseram ter capturado uma base aérea com um esconderijo de mísseis perto da capital DAMASCO, em um raro avanço sobre a cidade. Um vídeo postado no YOUTUBE mostra dezenas de rebeldes comemorando, diante de uma nuvem de fumaça que saia de uma instalação militar. Os rebeldes sírios são amplamente superados em armamentos pelo Exército e têm poucas formas de impedir ataques aéreos contínuos. Mais combates e ataques como reação do regime ocorreram na capital hoje. Segundo os rebeldes, foi capturado um oficial da Guarda Republicana do IRÃ que se identificou como CORONEL AHMAD REAIDI Aos menos 180 foram mortos na SÍRIA na quinta-feira.

2 013     :     -    SÁBADO
Neste sábado, pouca coisa consigo fazer no sentido de atualizar os primeiros dias do mês de outubro. Os eventos que aconteceram não permitiram o trabalho diário no computador. As listas das personalidades que receberam as medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO nos dias 1º e 2 de outubro precisam ser recuperadas e colocadas nas minhas memórias, o mesmo acontecendo com as medalhas do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” no dia 3 e a Medalha TOBIAS DE AGUIAR no dia 4. Além disso há também as principais notícias dos jornais que serão colocadas na atualização desses dias.

Tudo parecia pronto para dar errado. O SÃO PAULO ficou à frente do VITÓRIA no placar por duas vezes, no MORUMBI, e tomou dois empates. Mas quem tem um zagueiro-artilheiro não precisa se preocupar. Com dois gols de ANTÔNIO CARLOS, o TRICOLOR garantiu o triunfo por 3 a 2 sobre a equipe baiana. O resultado tira o SÃO PAULO, 16º colocado, momentaneamente da zona do rebaixamento. O time só volta lá se o VASCO vencer o FLAMENGO, amanhã, em BRASILIA.

Morre hoje, na cidade de ATAMI, no JAPÃO, o líder religioso TETSUO WATANABE, que migrou para o BRASIL em 1962 para fundar os primeiros templos da Igreja SEKAI KYUSEI KYO, a Igreja Messiânica, no país. Filho de KATSUICHI WATANABE, auxiliar de MOKITI OKADA, o fundador da crença, WATANABE foi o primeiro difusor do JOHREI, oração dos messiânicos, no BRASIL. Após a inauguração das sedes em SÃO PAULO e no RIO DE JANEIRO, WATANABE tornou-se presidente da igreja em 1976. “Todos os seres humanos vêm a este mundo como portadores da partícula divina, outorgada por DEUS, e de um corpo físico, concedido pelos antepassados”, dizia em seus ensinamentos. Ele permaneceu no comando dos messiânicos por 30 anos. Em 2006, retornou ao JAPÃO após ganhar o título de presidente de honra da igreja. A direção da Igreja Messiânica Mundial no BRASIL divulgou nota sobre o falecimento: “Vamos elevar nossas orações a DEUS e MEISHU-SAMA agradecendo a permissão que tivemos de tê-lo em nossas vidas”. WATANABE foi vítima de um acidente vascular cerebral. Ele deixa viúva, quatro filhos e nove netos.  

O ator, diretor e dramaturgo ÊNIO GONÇALVES morreu nesta manhã, aos 75 anos, em SÃO PAULO, vítima de falência renal. O artista estava internado há cerca de 20 dias no Hospital SANTA MAGGIORE, onde também fazia tratamento para insuficiência renal. O corpo de ÊNIO será cremado amanhã, às 11 horas, no Crematório VILA ALPINA. ÊNIO GONÇALVES trabalhou em mais de 40 filmes, 20 novelas e 50 peças.

O ator OSMAR PRADO, de 66 anos, concedeu uma entrevista ao jornal “EXTRA” e revelou estar tratando um câncer na garganta. O artista, inclusive, já fez duas cirurgias para retirada de um carcinoma na amígdala. Até agora, OSMAR já fez trinta sessões de radioterapia e três de quimioterapia. “A carga é suportável. Estou ótimo! Tanto que acabei de chegar em casa de motocicleta”, conta ele. As sessões devem chegar ao fim na próxima semana.

Na madrugada de ontem, a artista MONIQUE EVANS foi internada numa clínica psiquiátrica, no RIO DE JANEIRO. Hoje, mesmo sobre restrições médicas, ela atendeu ao DIÁRIO DE SÃO PAULO e explicou a razão da procura médica: “Não sei o que tive. Senti uma depressão profunda, um mal súbito e resolvi me internar. Não estou bem”. Com a voz abatida, a loira explicou: “Preciso desligar. Só estou com o telefone na mão para atender a BÁRBARA (EVANS). Se eu falar mais alguma coisa, vão brigar comigo”.   

O vereador de ITU, SÉRGIO CASTANHEIRA DE SOUZA (PV), de 58 anos, foi baleado na cabeça quando chegava em casa na noite de ontem. Um homem se aproximou do veículo dele e atirou contra a vítima. Nada foi roubado, e o tiro acertou o maxilar do vereador, que foi levado a um hospital. O estado de saúde do parlamentar é considerado grave.

Um trabalhador rural de 23 anos morreu hoje após ter uma das pernas decepada enquanto trabalhava em uma fazenda em CÂNDIA, distrito de PONTAL, na região de RIBEIRÃO PRETO. A vítima chegou a ser socorrida pelo SAMU, mas morreu a caminho da SANTA CASA. O jovem trabalhava moendo cana-de-açúcar, quando a máquina trituradora emperrou. Ao tentar empurrar a cana com um dos pés,l o rapaz teve a perna cortada.

Suspeito de matar a estudante ALINE MOREIRA, de 18 anos, JOSÉ ADEMIR RADOL foi encontrado morto na cela da Delegacia de RIO NEGRO, na região metropolitana de CURITIBA. Ele foi detido ontem em SANTA CECÍLIA (SC). RADOL era namorado da mãe de ALINE. O corpo dele foi encontrado por volta das 23 horas de ontem, cerca de três horas depois de o suspeito ter sido colocado na cela.

O servidor da Vigilância Sanitária do RIO, EDUARDO DE NEGRIS, acusado de chefiar esquema de extorsão contra comerciantes da cidade, foi preso e encaminhado para a 37ª Delegacia de Polícia (GALEÃO), hoje pela manhã. Ele era um dos procurados na OPERAÇÃO PARASITAS, realizada na quinta-feira, dia 3 de outubro, no Estado. NEGRIS, que estava fora do país, já ocupou vários postos de comando no órgão e era considerado um servidor confiável. Os 25 agentes presos na operação são acusados de movimentar até 50 milhões de reais por ano. Segundo denúncia do Ministério Público à Justiça, dos 30 acusados, 27 são fiscais do município.

O secretário estadual de Segurança do RIO, JOSÉ MARIANO BELTRAME, disse, hoje, que o assassinato por policiais militares do ajudante de pedreiro AMARILDO DE SOUZA não arranha a imagem do programa das Unidades de Policia Pacificadora. O secretário afirmou que o caso foi elucidado de maneira rápida e os autores do crime, presos. BELTRAME pediu aos moradores que acreditem no processo de pacificação. BELTRAME confirmou ainda que o COMPLEXO DE LINS, composto por 15 favelas, receberá amanhã a 35ª Unidade de polícia pacificadora da cidade. O delegado RIVALDO BARBOSA, da Divisão de Homicídios, confirmou que no inquérito do desaparecimento de AMARILDO há depoimentos de 22 pessoas torturadas por policiais da UPP da ROCINHA desde março. Segundo os relatos, os PMs espancavam, davam choques elétricos, obrigavam as pessoas a ingerirem cera líquida e as sufocavam com saco plástico para que as vítimas revelassem informações sobre traficantes e o esconderijo de armas e drogas.

Dois dias após a Justiça Eleitoral barrar a REDE, o partido no qual MARINA SILVA sonhava ser candidata à Presidência da República, a ex-senadora aderiu, hoje à tarde, ao que ela admitiu ser o PLANO C. Depois de muita especulação, MARINA anunciou a filiação ao PSB para compor a chapa de EDUARDO CAMPOS ao Palácio do Planalto em 2014. Após os fracassos do PLANO A (criar a REDE e disputar as eleições pela nova legenda) e do PLANO B (se filiar a uma outra legenda e manter o sonho de chegar ao Palácio do Planalto como cabeça de chapa), MARINA viu o PSB como a terceira via para ao menos ser candidata a vice-presidente. A decisão, segundo a ex-ministra do MEIO AMBIENTE do governo LULA, aconteceu nesta madrugada.
“EDUARDO, você está preparado para ser presidente do BRASIL? Eu vou ser sua vice e estou indo para o PSB”, contou MARINA a aliados. “Eu fiz esse acerto com o EDUARDO CAMPOS porque chegou a um ponto que eu não tinha outra alternativa. A minha briga não é para ser presidente da República, é contra o PT e o chavismo que se instalou no BRASIL”.
Na entrevista coletiva à tarde, MARINA e CAMPOS tentaram a todo custo negar que a chapa está definida, com ele como candidato a presidente e ela, vice. “No momento, a minha filiação é uma filiação para chancelar uma coligação que não é pragmática. Ele é o candidato”, respondeu MARINA. “Não vamos atropelar o debate. Vamos, no tempo certo, tomar a decisão ao lado de outras forças políticas”, reiterou CAMPOS.

O ex-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de SÃO PAULO, MIGUEL COLASUONNO, morreu ontem, aos 74 anos, por complicações decorrentes de leucemia aguda. Segundo o relato do filho do político ao jornal FOLHA DE SÃO PAULO, EDUARDO, ao voltar de uma viagem que fez ao PARÁ, no início da semana passada, o ex-prefeito começou a sentir alguns sintomas como febre e dor no corpo, além de desmaio, que acreditou ser causadas por dengue. Por isso, foi ao hospital fazer alguns exames. Lá, descobriu que estava com leucemia aguda e, assim que teve o diagnóstico, foi transferido para a UTI.

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a fechar um bingo clandestino que funcionava na zona leste de SÃO PAULO ontem à noite. Mais de cem pessoas foram detidas, segundo a PM. Com a ajuda do denunciante, os policiais localizaram um galpão usado para o jogo na AVENIDA ITAQUERA, no bairro de mesmo nome. De acordo com a PM, foram apreendidas 78 máquinas de videobingo, 12 funcionários e 91 apostadores. Todos foram conduzidos ao 24º DP (PONTE RASA), fichados e liberados em seguida.
Há uma semana, outro bingo clandestino que funcionava em uma casa na ALAMEDA BARROS, região central de SÃO PAULO, também foi fechado. Em agosto, a PM fechou um bingo que funcionava em uma sala comercial, no centro de BARUERI, na GRANDE SÃO PAULO. Dezenove apostadores e um funcionário foram ouvidos e liberados.      

As complicadas condições do mar e os fortes ventos que atingem a região da Ilha de LAMPEDUSA impediram que mergulhadores da Guarda Costeira da ITÁLIA retomassem, hoje, buscas por corpos das vítimas de um naufrágio ocorrido na última quinta-feira, dia 3 de outubro. Estima-se que 200 corpos ainda estejam presos ao barco, que transportava cerca de 500 imigrantes africanos. Já foram resgatados 111 corpos de imigrantes da SOMÁLIA e ERITRÉIA – 58 homens, 49 mulheres e quatro crianças.

O Centro Meteorológico da CHINA emitiu, hoje, um alerta vermelho, o mais alto da escala, em função da proximidade do tufão FITOW, que chegará à costa continental na noite de amanhã ou na manhã de segunda-feira. Foi pedido às autoridades locais e aos habitantes dessas regiões que se mantenham em alerta e sigam as instruções conforme elas são comunicadas. Os voos foram cancelados em OKINAWA.

O GREENPEACE realizou, hoje, um dia de mobilização mundial para pedir a libertação dos 30 tripulantes do ARTIC SUNRISE, entre eles a bióloga brasileira ANA PAULA MACIEL, detidos na RÚSSIA pela tentativa de escalar uma plataforma de petróleo no ÁRTICO. Em SÃO PAULO, o ato foi realizado na AVENIDA PAULISTA. Os 28 ativistas e dois jornalistas estão detidos desde 19 de setembro acusados de pirataria, crime que pode ser punido com pena de até quinze anos de prisão.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, renovou, hoje, seu apelo aos republicanos no CONGRESSO para que eles acabem com o impasse que paralisou o governo e entrará amanhã em seu sexto dia. OBAMA subiu o tom do discurso, disse para os deputados pararem “com essa farsa” e aprovarem a lei sobre os gastos do governo, sem restrições. OBAMA salientou ainda que a paralisação está tendo um impacto “doloroso” sobre os norte-americanos comuns, que deixaram de ter acesso aos serviços do governo ou foram temporariamente deslocados de seus postos de trabalho. Do outro lado, os congressistas da oposição se mantiveram firmes em sua recusa de financiar e reabrir o governo, até que os democratas concordem em adiar a implementação da proposta de reforma da saúde, principal ponto de campanha de OBAMA, sancionada em março de 2010, também conhecida como OBAMACARE. “Sei que os republicanos do Congresso estão ouvindo o mesmo tipo de histórias”, disse, citando exemplos de cidadãos que enfrentam dificuldades com a paralisação. Os republicanos argumentam que a lei é uma intrusão maciça da administração federal, que vai fazer com que os prêmios dos seguros disparem. Os republicanos também estão buscando concessões em troca da elevação do limite da dívida do país de US$16,7 trilhões, que deverá ser alcançado no próximo dia 17. Se o limite de empréstimo não for aumentado, os EUA vão ficar inadimplentes, o que autoridades e economistas dizem que traria graves conseqüências para o país e para a economia global.    

2 014    :   -   DOMINGO
Foram praticamente dois meses atrás em todas as pesquisas. A condição de grande nome da oposição para impedir a reeleição da presidente DILMA ROUSSEFF (PT) chegou a ser colocada em xeque nas últimas semanas, mas o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, AÉCIO NEVES (PSDB), pode dizer que renasceu das cinzas.
À véspera do primeiro turno da eleição, o tucano, pela primeira vez desde que MARINA SILVA (PSB) surgiu como candidata, aparece numericamente à frente da adversária.
No IBOPE, a vantagem é de três pontos (27% a 24%) se forem considerados apenas os votos válidos (os que contam para a Justiça Eleitoral, que exclui os brancos e nulos para dar o resultado oficial). No DATAFOLHA, são dois pontos de vantagem para o tucano (26% a 24%).
DILMA mantém larga vantagem nos dois institutos. No DATAFOLHA, ela tem 44% dos votos válidos e no IBOPE, 46%. Para vencer a eleição no primeiro turno, a petista precisa ter 50% dos votos mais um, ou seja, no pior cenário, ela precisa de seis pontos e, no melhor, quatro, para ser reeleita hoje.
Na contagem total dos votos, sem excluir brancos, nulos e indecisos, DILMA fica com 40% das intenções de voto no DATAFOLHA contra 24% de AÉCIO e 22% de MARINA. No IBOPE, a presidente também tem 40% da preferência dos eleitores, mas a vantagem de AÉCIO é um pouco maior: 24% a 21%. No segundo turno a presidente ganha em todos os cenários pesquisados.
O atual governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, confirmou, ontem, nos dois principais institutos de pesquisa do país, que deve mesmo se reeleger hoje, sem precisar passar pelo segundo turno.
Com ampla liderança desde as primeiras pesquisas de intenção de voto,a ainda no primeiro semestre, o tucano apareceu, ontem, no DATAFOLHA com 59% dos votos válidos (excluídos os brancos, nulos e indecisos). PAULO SKAF (PMDB), o segundo colocado, tem 24 e ALEXANDRE PADILHA, 13%.
No IBOPE, a vantagem do governador é um pouco menos, mas nem por isso desconfortável. O tucano aparece com 57% dos votos válidos contra 24% de SKAF e 14% de PADILHA.

O BRASIL inteiro vai às urnas hoje para, mais uma vez, em nome da democracia e sob a força do voto popular, delinear o futuro da nação para os próximos quatro anos. Está nas mãos e na consciência de cada um dos 141.824.607 eleitores cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral a missão de escolher seus representantes para a Presidência da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Para uma democracia tão jovem, que só se consolidou após os anos de chumbo da ditadura, o BRASIL dá um exemplo mundial de amadurecimento político e estabilidade social, promovendo a sétima eleição presidencial pelo voto direto. Em tempos de instabilidade política em boa parte do mundo, especialmente nos nossos vizinhos sul-americanos, a manutenção de um processo eleitoral livre e soberano é motivo do qual todos os brasileiros podem se orgulhar. Além do que, o país consolida sua respeitada justiça eleitoral, sobre a qual, felizmente, jamais parou uma suspeita, de tal sorte que a voz das urnas tem sido respeitada firmemente pela sociedade civil e pelos poderes constituídos. Sinal de solidez do processo eleitoral e maturidade do povo. Porém, o distanciamento que o discurso dos candidatos tem dos anseios populares talvez explique o alto número de indecisos, o sobe-desce dos principais candidatos nas pesquisas e a estranha sensação de que muitos eleitores vêem esta eleição como o duro compromisso de se votar no menos pior.
Por certo não deveria ser assim, especialmente na escolha daqueles que vão compor a renovação no Congresso Nacional. Com a campanha para senadores e deputados esvaziada por conta do foco da sucessão presidencial, perde-se uma grande oportunidade de dar à eleição dos cargos minoritários a importância que ela tem no sistema da democracia representativa. Isto porque, embora o Executivo tenha tantos poderes no BRASIL, é o Legislativo a verdadeira coluna da sustentação da democracia. É na Câmara de Deputados e no Senado que todo o BRASIL está representado pelos candidatos dos sem terra, dos ruralistas, dos esportistas, dos artistas, dos pobres, dos oprimidos, dos militares, dos injustiçados. O Legislativo, de fato, representa a nação bem mais que o Executivo e o Judiciário. Por isto é importante escolher um deputado que pense como você. Que defenda suas causas. Eleger deputados que realmente nos representem é o passo mais importante que nos cabe dar neste domingo de festa da democracia.  

Posso atualizar minhas memórias e também o meu blog. Estou tranquilo após todo o trabalho realizado nos três primeiros dias de outubro.
Nesta tarde de domingo vamos votar na LIBERDADE, no mesmo local das outras eleições. Poucas pessoas nas ruas e muitos comentários de fraudes nas urnas eletrônicas. Há queixas de algumas delas que, quando chegaram para votar alguém já tinha votado em seu lugar.

A candidata à reeleição presidencial, Dilma Rousseff, apesar de ter terminado o primeiro turno na liderança, não repetiu o desempenho petista das eleições anteriores.
Com 42% dos votos válidos, a presidente ficou distante de decidir a eleição já neste domingo (5). O segundo turno será disputado no próximo dia 26 com Aécio Neves (PSDB). O terceiro lugar ficou com Marina Silva (PSB).
Há três eleições, o desempenho dos candidatos petistas foi melhor do que o de Dilma hoje. O então candidato Lula conseguiu 46,4% dos votos válidos em 2002 e expressivos 48,6% em 2006. A própria Dilma não conseguiu repetir o bom desempenho da eleição passada, quando obteve 46,9%.
Em 1994 e 1998, o PSDB liquidou a fatura no primeiro turno com Fernando Henrique Cardoso, com as votações mais expressivas nos pleitos presidenciais pós-redemocratização: 54,3% dos votos válidos em 1994 e 53% em 1998.
Um dos fatores que ajudam a explicar o desempenho da petista nas urnas neste ano é a taxa de aprovação de seu governo. Antes das manifestações de junho do ano passado, segundo o Datafolha, 57% consideravam a administração ótima ou boa. Após os protestos, esse índice despencou para a casa dos 30% e não retornou mais ao patamar de 50%.
Durante a campanha, a presidente também sofreu com denúncias de corrupção na Petrobras. O ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso por acusação de lavagem de dinheiro, denunciou um esquema de propinas em atividades da estatal para abastecer caixa dois de campanhas políticas.
Os resultados econômicos do governo também foram bastante explorados pelos adversários de Dilma. Há dois trimestres o PIB do país apresenta resultados negativos, configurando uma recessão técnica da atividade econômica.
Há quatro anos, Lula tinha como trunfo os bons resultados econômicos de seu governo. Naquele ano, o PIB teve crescimento de 7,5%, o melhor resultado desde 1986.
A presidente Dilma também teve de enfrentar críticas sobre a inflação. Projeções do Banco Central indicam que o aumento de preços deste ano ficará em 6,3% (IPCA), distante, portanto, da meta de 4,5%. No último ano do governo Lula o IPCA foi de 5,91%.

Campanha presidencial 3.out.2014 - O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, faz campanha em Belo Horizonte (MG). Empatado tecnicamente com a candidata Marina Silva (PSB) na disputa pela vaga no segundo turno, Aécio evitou criticar sua principal adversária. O tucano resistiu também em falar sobre uma possível composição PSDB-PSB na segunda fase das eleições. Questionado se concordava com a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que disse que o "tufão Marina" dá sinais de que vai virar "vento", Aécio desconversou  Paulo Fonseca/EFE

Após liderar as pesquisas de intenção de votos durante toda a campanha, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), 61, foi reeleito no primeiro turno. Com o resultado, o tucano vai assumir seu terceiro mandato, o sexto consecutivo do PSDB em São Paulo, o Estado mais rico e populoso do país.
Os tucanos chegaram ao poder em 1994 com Mário Covas (1930-2001). Reeleito em 1998, Covas morreu em 2001. Alckmin, que era seu vice, assumiu o governo. Foi reeleito em 2002. Quatro anos depois, foi a vez de José Serra chegar ao Palácio dos Bandeirantes.  Em 2010, Alckmin também foi eleito no primeiro turno com 11.519.314 votos, o que equivale a 50,63% dos votos válidos.
A vitória de Alckmin neste ano frustra os planos do PT de tentar chegar ao poder em seu berço político. Após assumir a Prefeitura de São Paulo em 2012, comFernando Haddad, os petistas, comandados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinham como meta a conquista inédita do Palácio dos Bandeirantes.
Porém, o candidato do PT, Alexandre Padilha, 43, ficou na terceira colocação. O segundo colocado foi Paulo Skaf (PMDB), 62. Padilha contou com o apoio de Lula e da presidente Dilma Rousseff. Skaf apostou no marqueteiro Duda Mendonça.
Deputado federal e candidato a prefeito de São Paulo há dois anos, o apresentador de televisão Russomanno fez 1,5 milhão de votos. Desta forma, se tornou o segundo deputado mais votado da história –atrás somente de Enéas, que obteve 1,57 milhões em 2002 pelo Prona.
O deputado federal Tiririca fez pouco mais de um milhão de votos, cerca de trezentos mil a menos do que há quatro anos –quando foi o deputado mais bem votado do Brasil em números absolutos.
O pastor Marco Feliciano conseguiu mais votos após uma série de polêmicas envolvendo sua posição conservadora à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.  Ele passou de 211,8 mil votos no pleito passado para 392 mil nesta eleição.
Diferentemente da Câmara dos Deputados, a Assembléia Legislativa de SÃO PAULO não terá nenhum fenômeno de votos, mas o PSDB pode comemorar: além de três candidatos mais votados, terá maioria no Legislativo Estadual. Ao todo são 23 parlamentares tucanos. A lista de campeões de votos é liderada pelo ex-promotor FERNANDO CAPEZ, que teve pouco mais de 305 mil votos. Na sequência aparece o vereador CORONEL PM TELHADA, com quase 254 mil votos. TELHADA se transforma em um nome de peso do PSDB, já que, na sua segunda eleição - na primeira vez que enfrentou as urnas foi eleito vereador - consegue uma cadeira na Assembléia. O terceiro colocado é o atual deputado ORLANDO MORANDO, que, assim como CAPEZ, se reelegeu - ele teve quase 237 mil votos.
Como nos últimos quatro anos, o governador GERALDO ALCKMIN (PSDB) terá vida fácil na Assembléia. A base governista vai dominar a grande maioria das 94 cadeiras.
O PT, principal partido da oposição, terá 14 representantes. A bancada petista, no entanto, caiu 36%. Em 2010 a legenda elegeu 22 deputados. Mesmo assim, não conseguiu mostrar força para enfrentar a máquina do governo.
Outro nome importante ligado à polícia que conseguiu um mandato na Assembléia foi o delegado OLIM (PP). Ele foi o quarto mais votado, com 195.402 votos. Também vai integrar a chamada bancada da bala o atual vereador e ex-comandante da Polícia Militar CORONEL PM CAMILO. Ele teve pouco mais de 64 mil votos, mas entrou na cota dos eleitos do PSD.
Também vai sair da Câmara Municipal para a Assembléia o atual chefe do Legislativo paulistano JOSÉ AMÉRICO (PT).

Três suspeitos de roubo foram baleados pela Polícia Militar, nesta tarde, na Avenida 23 de Maio, que é uma das vias de ligação mais importantes da cidade. O tiroteio teve início após 15 motociclistas se recusarem a parar em uma blitz. A suspeita é de que os veículos eram roubados.
O grupo foi parado na alça de acesso à Avenida PEDRO ÁLVARES CABRAL e furou o bloqueio da patrulha. Segundo a PM, um dos motociclistas teria atirado contra os agentes, que revidaram. Dois dos suspeitos atingidos foram para o Hospital TATUAPÉ, na zona leste, e um para o Hospital das Clínicas, na zona oeste. Não há informações sobre o estado de saúde dos suspeitos. O caso vai ser investigado no 36º DP (VILA MARIANA).

Três suspeitos de assalto foram mortos durante um tiroteio com policiais da ROTA, tropa de elite da Polícia Militar, nesta madrugada, em SANTO AMARO. O quarto integrante do bando foi detido pela polícia. Três dos quatro assaltantes baleados foram levados para o Pronto Socorro do Hospital SÃO PAULO, mas morreram. A investigação será feita pelo DHPP.

Dois funcionários de uma boate na região de ITAQUERA, zona leste, foram assassinados por um cliente hoje de madrugada. Os crimes foram cometidos depois que as vítimas tentaram socorrer uma prostituta, que se assustou com o suspeito, que estava armado. Acompanhado por dois amigos, o suspeito chegou ao estabelecimento, que fica no número 6.100 da Avenida do IMPERADOR, e procurou pelos serviços da garota de programa. Ao chegarem a um dos cômodos do local, ele sacou uma arma de fogo para a mulher que, assustada com a ação repentina do cliente, fugiu do quarto e pediu ajuda aos colegas da boate.
DANIEL ANTONIO RIBEIRO, de 42 anos, e EMERSON CIRILO, de 38 anos, perceberam o tumulto e a apreensão da mulher e foram em direção ao suspeito. Os funcionários entraram em luta corporal com o homem armado e a dupla que o acompanhava, mas o suspeito conseguiu atirar nos funcionários.
RIBEIRO e CIRILO morreram no local. O suspeito de disparar os tiros conseguiu fugir, assim como os dois homens que o acompanhavam.

Vítima de grave acidente durante o GP DO JAPÃO de Fórmula 1, o francês JULES BIANCHI segue internado em estado grave na UTI do Hospital Geral de MIE, em SUZUKA. Hoje, o piloto bateu sua MARUSSIA em um guindaste que retirava a SAUBER de ADRIAN SUTIL da pista. Faltavam nove voltas para o fim da corrida, que foi encerrada com a bandeira vermelha. Levado desacordado para o hospital, BIANCHI precisou ser submetido a uma cirurgia na cabeça.
Segundo o jornal francês "L´ÉQUIPE", o piloto, que sofreu um traumatismo grave, respira sem a ajuda de aparelhos. O hospital só deve divulgar novas informações sobre o seu quadro amanhã, mas, apesar de ninguém falar sobre as possíveis sequelas do acidente, a situação do piloto ainda é considerada grave.
O brasileiro FELIPE MASSA, que esteve no hospital, pediu orações para o amigo. Por causa da gravidade, a FIA não divulgou as imagens do acidente. Segundo testemunhas, antes da batida, o piloto perdeu o controle e deslizou vários metros sobre a pista molhada. O francês de 25 anos não é o primeiro membro de sua família a ter sofrido um grave acidente automobilístico. Em 1969, seu tio-avô LUCIEN morreu ao bater seu ALFA ROMEO em um poste de telégrafo. Entre 1960 e 1968, ele disputou 17 etapas de F 1, além de correr as 24 horas de LE MANS e as 12 horas de SEBRING.
A tragédia envolvendo o piloto da MARÚSSIA deixou em segundo plano o resultado da etapa japonesa da temporada. Disputada sobre chuva forte, a corrida acabou sendo vencida pelo britânico LEWIS HAMILTON, que largou em segundo, mas ultrapassou o companheiro NICO ROSBERG para garantir outra dobradinha da MERCEDES. O alemão SEBASTIAN VETTEL, que vai deixar a RED BULL e deverá fechar com a FERRARI, completou o pódio no circuito japonês. MASSA terminou a prova na sétima colocação.
Com 266 pontos, HAMILTON permanece na liderança do MUNDIAL de pilotos, seguido justamente por ROSBERG, dez pontos atrás. A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP DA RÚSSIA, no próximo fim de semana, em SOCHI.

O filho caçula do autor MANOEL CARLOS (o MANECO), fruto do casamento com sua terceira mulher, morreu em NOVA YORK. A informação foi confirmada pelo colunista BRUNO ASTUTO. PEDRO tinha apenas 22 anos. O corpo do rapaz deve vir para o BRASIL para que possa ser velado e enterrado. As causas da morte não foi divulgada, mas há suspeita de um mal súbito.

Hoje, o ator global HUGO CARVANA, de 77 anos, deu seu último adeus aos amigos e familiares no RIO DE JANEIRO. O ator morreu ontem, vítima de complicações causadas por um câncer no pulmão. A família tentou realizar a cerimônia no campo do FLUMINENSE, time do coração de HUGO - na adolescência, inclusive, o artista se passava por vendedor ambulante para garantir sua entrada no estádio. No entanto, a despedida aconteceu no PARQUE LAGE, na zona sul carioca. O corpo chegou por volta das 8:15 horas ao local. PEDRO, um dos três filhos do artista, fez questão de vestir uma camisa do FLUMINENSE e colocar perto do caixão alguns objetos pessoais de HUGO. Entre eles, a placa usada no filme "O HOMEM NU" (1997) e a garrafa de cachaça do longa "BAR ESPERANÇA" (1983), protagonizado pela atriz MARÍLIA PÊRA.
Atores como ANDRÉA BELTRÃO e MILTON GONÇALVES também fizeram questão de prestar a última homenagem ao global. MILTON disse que estava bastante abalado. ANDRÉA, por sua vez, nem retirou os óculos escuros.
A luta de HUGO foi difícil. Segundo informações da GLOBO NEWS, o ator teve há 12 anos câncer no pulmão e, há seis meses, o câncer voltou. No último dia 28, ele foi internado com um quadro de insuficiência respiratória e infecção. O corpo do artista será cremado amanhã, no MEMORIAL DO CARMO, no CAJU, zona portuária do RIO. A cerimônia será fechada para a família e terá início às 10 horas. O local em que as cinzas serão jogadas ainda não foi decidido pela família.      

2 015     :     -      SEGUNDA-FEIRA
Manhã dedicada à atualização de 5 de outubro. Lembranças de uma data em que a FORÇA PÚBLICA fez treinamentos para "invadir" o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, há cinquenta anos atrás. 
Num restaurante da PRAÇA JOÃO MENDES tenho um almoço de negócios com nosso velho conhecido MAURÍCIO. Ele dá notícias de FERREIRA, que se encontra cuidando de sua mãe, na BAHIA. Não são boas as novidades que ele me traz.
Encontro com HELIODORO PEREIRA DE SÁ na Rua BOA VISTA, a caminho da Associação Comercial. Vamos participar de mais uma reunião do Conselho Cívico e Cultural. GAETANO BRANCATTI LUIGI, autor do MARCO DA PAZ, vive a expectativa de receber ou não o NOBEL DA PAZ, na próxima sexta-feira. O maior entusiasta de tudo isso é o HELIODORO. A reunião é coordenada por EDIMARA DE LIMA, que ainda está convalescendo de uma pneumonia. FRANCES AZEVEDO a ajuda nesta reunião. Fala muito da comemoração do DIA INTERNACIONAL DA PAZ no Monumento Mausoléu em 21 de setembro. Mas o ponto alto da reunião de hoje é a preparação para a comemoração do DIA DA BANDEIRA, em 19 de novembro. A Associação Comercial e o Comando Sudeste irão distribuir três mil bandeiras nacionais e o mesmo número de CDs com os principais hinos da Pátria. Comparecem nesta reunião: FRANCES, VILMA, BEATRIZ, ADOLFO, HELIODORO, MAJOR PM PÍCOLI, ANTÔNIO DE REZENDE, LUIGI,  
Reunião demorada. Resultado é a dificuldade para retornar a GUARULHOS. Viajo no metrô com o MAJOR PM PÍCOLI. Na ARMÊNIA, entro na quarta fileira para embarcar.

Um artefato explosivo. capaz de matar, foi deixado nesta manhã na esquina da Avenida PAULISTA com a Rua LEÔNCIO DE CARVALHO, nas proximidades da PRAÇA OSWALDO CRUZ, no PARAÍSO. O local é vizinho ao maior hospital da principal avenida da capital e a uma das maiores escolas da cidade.
O esquadrão antibombas do GATE da PM foi acionado e não classificou o artefato como bomba. Porém, o objeto estava acoplado a um mini-botijão de gás de cozinha. Na avaliação dos agentes, como o gás saia lentamente do pequeno botijão, o perigo era uma pessoa acender um cigarro e morrer em consequência da iminente explosão. Mesmo com o risco, ninguém se feriu. O botijão foi esvaziado pelo GATE.

O Ministério Público cumpriu, hoje, 14 mandados de busca e apreensão em dois municípios do interior de SÃO PAULO. Na casa do prefeito de INDAIATUBA, REINALDO NOGUEIRA, os promotores encontraram cerca de 1,5 milhão em notas de reais, dólares e euros. Parte do dinheiro estava no banheiro. De acordo com as investigações, NOGUEIRA é suspeito de fazer parte de fraude em desapropriações de terrenos na cidade. A residência de um promotor de Justiça também foi alvo da ação, pela possível participação de um familiar dele no crime. O MP esteve ainda na Prefeitura, onde apreendeu 400 mil reais, além de em empresas investigadas na fraude. A quadrilha comprava área no município, que posteriormente eram desapropriadas pelo poder público, pagando um valor maior. O excedente era repassado aos participantes do esquema.
Tanto a administração municipal quanto o prefeito e as empresas envolvidas afirmaram que aguardam o teor das denúncias para se manifestar.
Em BRAGANÇA PAULISTA, a sede da Prefeitura e a casa do prefeito FERNÃO DIAS foram alvo de busca e apreensão de documentos por parte do Ministério Público. A Justiça encontrou quatro armas na residência. O prefeito é delegado e sua mulher, policial civil. Em nota, a prefeitura informou que o prefeito e a primeira-dama "não foram informados oficialmente do objeto das investigações".

O PM ANDERSON DOS SANTOS SILVA, 21 anos, foi morto na noite de domingo quando havia acabado de deixar o batalhão onde trabalhava, em CARAPICUÍBA, na GRANDE SÃO PAULO. Ele conduzia sua moto rumo a SUMARÉ, no interior, cidade onde morava, quando dois bandidos, também em uma moto, o abordaram no RODOANEL. A dupla roubou a moto do PM e o matou. ANDERSON deixou a mulher grávida de seis meses.

A  Polícia Civil investiga a morte de uma adolescente de 15 anos, na madrugada de domingo, no IPIRANGA, na zona sul da capital. O namorado dela, um entregador de pizza, de 26 anos, é o principal suspeito do crime.
De acordo com a polícia, YONÁ AZEVEDO HUTTERER foi encontrada baleada na cabeça dentro de um FIAT PÁLIO. A jovem foi socorrida, mas morreu ao dar entrada no hospital. A estudante tinha saído de casa com o namorado, GABRIEL FREIRE DOS SANTOS, que pegou o veículo emprestado de um amigo.
Quando chegaram na Rua LABATUT, ele bateu o carro. Como o outro motorista envolvido no acidente chamou a polícia para a ocorrência de trânsito, o entregador saiu correndoe deixou YONÁ desfalecendo. Segundo a polícia, o tiro foi dado de dentro para fora do veículo, atravessou a cabeça da adolescente e acertou o parabrisa. Uma tia da jovem, a autônoma TAILA AZEVEDO, 32, disse ao DIÁRIO que a estudante fez aniversário no sábado e o namorado organizou uma festa surpresa para ela. Por volta das 18 horas, ele disse à mãe de YONÁ que iria sair com a menina para comprar flores.
Depois das 6 horas, retornou na residência ensanguentado e disse que a adolescente se matou. "Minha irmã contou que ele estava nervoso e não queria que ela falasse à polícia que era namorado de YONÁ. Ela nunca iria fazer isso (cometer suicídio). Eu tenho certeza que foi ele (que matou)", disse.
A polícia também vai investigar se o entregador participou de um roubo em um trailer de lanches, no próprio sábado, antes dele ter se envolvido no acidente de trânsito. A dona do estabelecimento e alguns clientes roubados disseram que o criminoso usou o FIAT PÁLIO onde a jovem foi baleada para fugir. Uma das vítimas reconheceu GABRIEL em uma foto.
A tia da estudante disse que os dois estavam juntos havia quatro meses e YONÁ tinha reclamado que o entregador era muito ciumento. Os familiares suspeitam que a jovem era agredida por ele. "Ela se afastou de toda a família", recordou TAILA. De acordo com a tia, YONÁ era caseira e sonhava em ser modelo. "Ele acabou com uma família inteira. O pior é que ele não aparentava ser esse monstro", disse a parente. ANDERSON tinha passagem pela polícia por roubo e furto e cumpriu seis meses de prisão.

Uma recém-nascida foi encontrada abandonada em uma sacola de pano na Rua PIAUÍ, em HIGIENÓPOLIS, um dos bairros mais nobres da capital paulista. A menina foi achada na noite de domingo. Segundo a polícia, ela tem aproximadamente três dias de vida e está internada na Santa Casa de São Paulo. Segundo o hospital, no início  desta noite ela passava bem. Uma câmera de segurança da via mostra uma mulher andando com o bebê no colo. Ela para em frente a árvore e, alguns passos depois, deixa a sacola no chão. Por volta das 19:35 horas um morador passava pelo local e viu o pacote, perto da árvore. Ele achou se tratar somente de roupas abandonadas, mas tomou um susto quando ouviu o choro da menina.
O PM GUSTAVO QUTRINI, de 25 anos, disse que a bebê "estava quietinha! quando a equipe chegou ao local. "Tenho um filho recém-nascido e fiquei triste. A gente não consegue entender a cabeça de quem faz uma coisa dessas", disse.

O velório do ex-presidente do PT e da PETROBRÁS, JOSÉ EDUARDO DUTRA, hoje, em BELO HORIZONTE, foi marcado por um protesto de anti-petistas. DUTRA morreu aos 58 anos, na capital mineira, no domingo, em decorrência de um câncer. Primeiro, um carro passou e jogou alguns panfletos na rua, em frente ao funeral. Em alguns deles lia-se a frase "Petista bom é petista morto". Depois, quatro pessoas chegaram com cartazes em protesto contra o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que estava dentro do prédio se despedindo do companheiro. Em um dos cartazes, os manifestantes pediam a prisão de LULA por conta do roubo na PETROBRÁS.

O número de mortos por causa do deslizamento de terra que atingiu uma localidade na periferia da CIDADE DA GUATEMALA, capital do país, subiu para 131, confirmando os temores das autoridades de que as expectativas de encontrar sobreviventes apenas diminuem. Cerca de 300 pessoas continuam desaparecidas depois que 125 residências foram soterradas, informou uma fonte dos Bombeiros Voluntários. Com o passar das horas, é esperado que mais corpos sejam encontrados nos escombros do desabamento. A fonte informou ainda que outras 2,5 mil pessoas foram evacuadas e as tarefas de resgate foram retomadas no domingo.

Executivos da AIR FRANCE apanharam e foram hostilizados, hoje, após confirmar a demissão de 2,9 mil funcionários até 2017 e retirar 14 aeronaves de sua frota de longa distância. As medidas fazem parte do esforço da companhia aérea de reduzir custos. A reunião terminou após a invasão de centenas de funcionários da própria AIR FRANCE. O chefe de recursos humanos e relações trabalhistas, XAVIER BROSETA, teve sua camisa rasgada. O presidente da companhia já tinha saído da sala antes da interrupção. PIERRE PLISSONNIER, outro diretor da AIR FRANCE, teve de pular uma cerca para não ser ainda mais agredido.