domingo, 5 de março de 2017

MARIA HELENA DE TOLEDO SILVEIRA MELO: "UMA PEQUENA HOMENAGEM À MULHER PAULISTA E VOLUNTÁRIAS DA REVOLUÇÃO DE 32 - ROL

Maria Helena de Toledo Silveira Melo: ‘Uma pequena homenagem à mulher Paulista e Voluntárias da Revolução de 32’

05/03/2017 16:25

Maria Helena e Toledo Silveira Melo:
‘Uma pequena homenagem à mulher Paulista e Voluntárias da Revolução de 32’


 Maria Helena de Toledo Silveira Melo
Presidente do Núcleo de Correspondência
Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna

Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Mulheres de 32 – I

Durante as comemorações do “CINQUENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”, foi promovida pelo Governo do Estado de São Paulo junto com a Secretaria de Educação e Comissão Estadual de Moral e Civismo, uma série de conferências, dirigida à Rede Estadual e Municipal de Ensino e ilustres convidados, com o tema Revolução de 32, a s quais foram realizadas em novembro de 1981. Destaco nesta publicação a palestra, “A Presença da Mulher em 32”, proferida pela Professora Carolina Ribeiro, nome de destaque na educação paulista e também como Voluntária na Revolução de 32.
É uma explanação longa onde a Professora conta o que fez e como fez, também dá sua opinião sobre vários aspectos da Revolução de 32 e sobre a sociedade e cultura paulista.
Destaco, a seguir, alguns trechos de sua palestra em relação à Revolução:
“A presença da Mulher em 32” por Professora Carolina Ribeiro.
[…] “Vocês me perguntam que é que fez a mulher paulista em 32?
Mas nós fizemos tudo! … a fraqueza transformando em força, ânimo, vigor; cada mulher sendo mãe, esposa, irmã, simplesmente namorada, dizia a cada rapaz: vai! mantendo os olhos enxutos, comprimindo o coração, para que não fraquejasse, indo depois chorar sozinha, escondida, aquela ausência; rezar com fervor para que preservasse aquelas vidas, preciosas para São Paulo…”.
[…] “Partiam os jovens às centenas: precisavam de roupas, agasalhos, precisavam até de coisas que pareciam supérfluas; precisavam de bandagens, de medicamentos, e nós mulheres assumimos esta parte.”
[…] “Foi criada a Comissão de Mulheres, que deveriam cuidar não só de roupa e de agasalho, mas também de acudir a infraestrutura, […]”
Era necessário acudir as famílias dos Soldados mais carentes.
“Foram montados em São Paulo, vinte e seis postos de assistência às famílias. […]
“Eu me alistei às nove horas da manhã de Nove de Julho. […] .”
“Como educadora, como Paulista, como educada no respeito à Lei e ao Civismo: lá fui. […] o “Posto” ficava ali defronte ao Pátio do Colégio. Depois passou para a esquina da rua Consolação, e depois estabeleceu-se, até o fim, na Praça da República.
O grupo constituído na ocasião, por mim, junto ao M.M.D.C. e a Liga das Senhoras Católicas: Alaide Borba, […] Nini Vergueiro Steidel, Zuleica Martins Ferreira, […]; Alice Meireles Reis.
Nós chefiávamos este posto, mas nos vinte e dois postos distribuídos pela cidade inteira, voluntárias, mãos que tiraram as luvas para cortar bacalhau ou carne seca, ou o que houvesse no dia para distribuir, dentro d’uma tabela. Nós no Centro, matriculávamos. Havia um grupo de jovens que se incumbia da parte de escrituração, de fazer o alistamento das famílias.”
Tudo muito bem estruturado e organizado, com as tarefas divididas entre as voluntárias e os postos.
[…] “Era uma recessão branca. Cada mulher poupava, cada mulher economizava, cada mulher restringia o seu dia – a- dia de alimentação, para que sobrasse coisas, alimentos, para os que iam combater. Porque de fora nada vinha, só vinham balas, só vinha bazucas, só vinha canhão, e os aviões que eles chamavam “gafanhotos”, gafanhotos perigosos.
Economizávamos tudo dentro de casa. Porque se havia dias em que vinha do interior um caminhão de frangos, ou de carne, batatas, oh! que maravilha, cada posto ganhava, um, dois, três frangos; outras vezes, vinha um caminhão de aboboras; outras vezes vinha um caminhão de metades de porco, mas tudo isso tinha que ser controlado e estava centralizado em mãos de mulheres, para estar bem, bem dirigido.”
[…] “Nós (os paulistas), fabricando tudo que era possível, e as mulheres dando assistência e de comer às famílias; as mulheres fabricando as bandagens necessárias para os feridos, porque logo começaram a vir os primeiros feridos, e eu vi ser levado a subir a R. da Consolação o primeiro morto.
Era preciso fabricar, era preciso inventar.”
Ao tomar conhecimento da cessação das hostilidades por intermédio de um soldado, o qual entregou-lhe o comunicado do Governador Pedro de Toledo, foi tomada de grande comoção.
[…] “nós no nosso posto de trabalho, recebíamos a visita do Tenente Coronel Moia, que ia dizer que nós teríamos uma semana para entregar as nossas fichas, os nossos relatórios, tudo aquilo que tínhamos feito. Chamou-nos, as cinco que estávamos chefiando o trabalho para perguntar: as senhoras vão continuar?
Eu disse: – Não! Voltou-se para Alayde Borba: – Não!
Voltou-se para Zuleika Martins Ferreira: – Não!
Voltou-se para Nini Steidel e para Alice Meireles: – Não!
Disse eu: – não trabalho para a ditadura. […]”
E a Prof. Carolina Ribeiro terminou seu depoimento com a seguinte frase:
“Nós estamos de pé, continuamos, eu com a proximidade dos meus noventa anos, digo: quero, apenas, morrer de pé, educadora, cristã, paulista.”
 
Publicação das Conferências realizadas no Clube Piratininga.
(Arquivo pessoal).
Tags:   

4 DE MARÇO DE 2017 - SÁBADO

3 DE MARÇO DE 2017 - CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO, COMANDANTE DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, FAZ USO DA PALAVRA NA SOLENIDADE DE FORMATURA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS. 



D I A     Q U A T R O     DE      M A R Ç O      D E      2 017        -       S Á B A D O.
80 anos, dois meses e 6 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 239º DO ANO 67º - MÊS 8º
58 anos e 272 dias na PMESP
58 anos e 23 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 064 dias – 501 908 horas.
53 anos e 179 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 355 dias no Posto de Coronel – 347 meses e 21 dias
11 116 dias CORONEL - 25 anos e 81 dias na reserva.
5 anos e 240 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 300-665 864                          11 116-260 332                             10 842-253 908.
DIA DE SÃO LÚCIO. Foi PAPA de 25 de junho de 253 a 4 de março de  254, período em que lutou pela unidade da Igreja. Acompanhou SÃO CORNÉLIO no desterro de CIVITÀ VÉCCHIA. Em 253, sucedeu-o como PAPA. No curto tempo em que foi PAPA, menos de um ano, promoveu a unificação da Igreja. Foi perseguido pelo imperador de ROMA, VALERIANO, sofreu o martírio e morreu decapitado. É venerado na DINAMARCA, para onde suas relíquias foram levadas.
DIA DE SÃO CASIMIRO. Filho do rei da POLÔNIA, por quatro anos, governou em nome do pai. Piedoso e devoto da VIRGEM, fez voto de castidade. Morreu aos 23 anos, com fama de santo.

524 a. COLOMBO volta à EUROPA em 4 de março de 1893. Depois de sua primeira viagem para a AMÉRICA, o navegador chega em LISBOA onde é recebido pelo rei de PORTUGAL. COLOMBO achava ter descoberto um novo arquipélago das ÍNDIAS, a qual chamou de ÍNDIAS OCIDENTAIS, mas eram, na verdade, as AMÉRICAS.
228 a. entra em vigor a Constituição norte-americana, começando a funcionar a UNIÃO como um conjunto de Estados federados, em 4 de março de 1789.
208 a. JAMES MADISON é eleito o quarto presidente dos ESTADOS UNIDOS em 4 de março de 1809. Permanece no cargo até 1817.
191 a. Congresso argentino faz um acordo que BUENOS AIRES será a capital do país, em 4 de março de 1826.
188 a. da posse de ANDREW JAKSON na presidência dos EUA, em 4 de março de 1829. JAKSON era um herói de guerra, o general que em 1815 derrotou os britânicos na BATALHA DE NOVA ORLEANS. Também era do TENNESSEE, um Estado do interior sulista, e concorreu na eleição de 1829 com uma plataforma reformista. Ele atacou o poder dos bancos da Costa Leste e a plutocracia dos Estados da NOVA INGLATERRA, a quem acusava de ter corrompido o governo democrático. JAKSON venceu o então presidente JOHN GUINCY ADAMS, do Partido Republicano Federalista. Cerca de trinta mil pessoas compareceram à posse e JAKSON emocionou o público ao se curvar à “majestade do povo”. Ele convidou as pessoas a celebrar sua vitória no palácio presidencial, recém pintado de branco para esconder as marcas do fogo ateado pelos britânicos, que saquearam a casa presidencial durante a guerra de 1812. O povo tomou o convite ao pé da letra. Eles entravam às centenas dentro da “CASA BRANCA”, como o palácio presidencial se tornou conhecido. Quando JAKSON chegou, a situação era caótica. O palácio estava tomado. Foi um pandemônio. O presidente escapou por uma janela, temendo que a própria CASA BRANCA ruísse. A confusão só terminou depois que os barris de bebidas alcoólicas foram colocados na entrada da CASA BRANCA. A idéia funcionou. A multidão bebeu até cair. Essa foi a primeira “posse popular” da História. Vulgar, tempestuosa, caótica. 
171 a. começam as hostilidades entre ESTADOS UNIDOS e MÉXICO em 4 de março de 1846.
170 a. nasce ALEJANDRO GRAHAM BELL, físico e inventor inglês, em 4 de março de 1847.
165 a. morre NICOLAS GOGOL, escritor russo, em 4 de março de 1852.
164 a. reconhecimento da independência do PARAGUAI pela FRANÇA, GRÃ-BRETANHA e ESTADOS UNIDOS em 4 de março de 1853.
160 a. democrata JAMES BUCHANAN assume a Presidência dos ESTADOS UNIDOS em 4 de março de 1857.
159 a. falece BENOIT JULES MURE ou BENTO MURE (em português). Natural de LYON, FRANÇA, onde nasceu em 4 de maio de 1809 e faleceu no CAIRO, EGITO, no dia 4 de março de 1858. BENOIT introduziu no BRASIL a homeopatia. Moço de família abonada, mas de compleição física frágil, o jovem BENTO contraiu a tuberculose pulmonar, sendo levado à SICÍLIA, na ITÁLIA, para alcançar alguma melhora, em face do clima da ilha, mas sem o almejado resultado, que motivou seu retorno a LYON, onde passou a receber cuidados médicos do CONDE SEBASTIÃO DE GUIDI, discípulo de HAHNEMANN, até alcançar razoável melhora, aos 24 anos de idade, em 1833. Entusiasmado com esse resultado, resolve estudar medicina na ESCOLA DE MONTPELLIER, onde obtém o título de médico, passando a clinicar em MALTA (1834), por algum tempo, mediante aplicação da nova terapia, embora hostilizado pelos colegas, exceto um deles, FENNECH, que se tornou seu discípulo, até transferir-se para a SICÍLIA, a fim de associar-se ao doutor DE BIASI, no combate ao surto de cólera que grassava em PALERMO, no final de 1837. A fama de MURE espalhou-se pela cidade, com adesão de novos colaboradores entre os quais se destacara SAMUEL CALANDRA, no atendimento dos pacientes, constituídos em sua maior parte de operários que dessa experiência tivesse brotado em seu espírito o interesse pelas idéias de CHARLES FOURIER (1772-1837), autor da “teoria dos quatro movimentos”, por meio da qual esse autor, de formação socialista, gabava-se de haver desvendado “os segredos da criação divina e da natureza”, de maneira a completar, assim, a obra de COPÉRNICO e de NEWTON, no que tange ao “conhecimento material”. Em PARIS, para onde retornou em meados de 1839, BENTO MURE aproxima-se de HAHNEMANN, incumbindo-se da propaganda de sua doutrina, como membro do INSTITUTO HOMEOPÁTICO DA FRANÇA, fundado em dezembro daquele ano, mas, devido a recidiva da tuberculose, motivada por esgotamento físico, resolve afastar-se da EUROPA, em busca de novos ares, escolhendo o BRASIL para esse fim, em cuja capital, RIO DE JANEIRO, desembarca em novembro de 1841. Inflamado pelas idéias de FOURIER, o primeiro objetivo de MURE será o de implantar uma colônia socialista, devidamente autorizado pelo Governo Imperial, num local propício para tal empreendimento na PENÍNSULA DE SAHY, em SANTA CATARINA, na divisa do PARANÁ. O projeto, manifestamente amadorístico, não tinha condições de prosperar, em plena floresta inculta e, muito cedo fracassou, espalhando-se os membros dessa utópica comunidade formada por um expressivo grupo de cidadãos franceses até extinguir-se, como ocorreu, aliás com a famigerada “COLÔNIA CECÍLIA”, fundada nos últimos dias do Império, no PARANÁ, por um italiano, GIOVANNI ROSSI, que o jornalista AFONSO SCHMIDT romanceou apoiado em documentos coevos, cuja terceira edição recebeu caprichado prefácio do acadêmico HERNÂNI DONATO. De volta ao RIO, BENTO MURE desenvolve intensa atividade profissional, fazendo novos prosélitos, além de fundar uma ESCOLA HOMEOPÁTICA, a fim de ministrar cursos regulares a brasileiros, segundo os preceitos de HAHNEMANN, ao lado de JOÃO VICENTE MARTINS, seu principal colaborador a partir de 1843, que sofreu, juntamente com o diretor do referido estabelecimento de ensino, severa campanha movida pelos médicos alopatas e por homeopatas dissidentes, inclusive imputações de natureza criminosa, que o levou a naturalizar-se brasileiro, de maneira a evitar sua expulsão do País, por ter nascido em PORTUGAL e ser diplomado cirurgião pela ESCOLA REAL DE CIRURGIA DE LISBOA. Cansado de lutar contra tantos desafetos e infortúnios, MURE retorna a PARIS, bastante doente, onde recomeça sua atividade médica, ali publicando o livro “PATOGENESIA BRASILEIRA E DOUTRINA DA ESCOLA HOMEOPÁTICA DO RIO DE JANEIRO”, em 1849, que mereceu recente reedição em português pela Editora ROCA, com breve notícia de seu autor e sua obra, a cargo de CH. JANOT. MURE ainda tentou fundar uma colônia falansteriana no SUDÃO, tal como havia feito no BRASIL, deixando a FRANÇA em fins de 1851, após vender seu consultório médico a outra homeopata, por cinco mil francos, retornando ao CAIRO, no EGITO, dois anos depois, na companhia de SOPHIE LIET, sempre preocupado com sua saúde precária, aonde a morte iria alcançá-lo em 1859, aos 49 anos de idade.   
157 a. ABRAHAM LINCOLN é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS em 4 de março de 1860.
144 a. falece JOSÉ MARIA DE AVELAR BROTERO. Nasceu em LISBOA no  dia 17 de fevereiro de 1798. Formou-se em Direito na célebre Universidade de COIMBRA. Mudou-se para o RIO DE JANEIRO em 1825. Por decreto de 6 de outubro de 1826, ele foi nomeado professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, em SÃO PAULO. Deu aula em diversas outras faculdades. Escreveu uma série de obras jurídicas e até um drama intitulado “TUMULTO DO POVO DE ÉVORA”. Falece em 4 de março de 1873. Uma rua no bairro de SANTA CECÍLIA leva o seu nome.
128 a. BENJAMIN HARRISON toma posse da Presidência dos ESTADOS UNIDOS em 4 de março de 1889.
120 a. falece o CORONEL MOREIRA CÉZAR, comandante da terceira expedição contra CANUDOS (4 de março de 1897).
119 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 4 de março de 1898: é deplorável o espetáculo que constantemente SÃO PAULO está permitindo representação. Nas ruas mais públicas, nas confeitarias, nas praças, os mendigos pululam. A par da grandeza da capital ostenta-se uma miséria acabrunhante.
São destituídas de fundamento as notícias que têm aparecido acerca da transformação do TEATRO APOLO. O que há de exato é o seguinte: depois de dois meses de negócios iniciados conseguiu ontem o capitalista ÁLVARES PENTEADO a compra daquele teatro.
Não há meio de dispensar trabalho da compostura do VIADUTO DO CHÁ. O leito dessa ponte está outra vez danificado, pois tem pranchões deslocados a ponto de impedirem o trânsito dos carros. Na manhã de hoje um pobre cavalo de tilburi tropeçou com uma das pernas dianteiras pisada.
Soubemos que os empregados do tramway da CANTAREIRA até agora não receberam os seus vencimentos de janeiro e fevereiro últimos. Essa falta traz àqueles funcionários sérias dificuldades.
É hoje o dia do primeiro aniversário do desastre da expedição de CANUDOS, sob o comando do CORONEL ANTÔNIO MOREIRA CEZAR. Ainda está viva na lembrança nacional a consternação do malogro deste corpo de exército, esmagado pelas hordas fanáticas do CONSELHEIRO.
113 a. violento tremor de terra no PERU, que causa milhares de vítimas, em 4 de março de 1904.
107 a. nasce TANCREDO NEVES no dia 4 de março de 1910. Falece em 21 de abril de 1985.
106 a. nasce o veterano da Revolução Constitucionalista de 1932, RUY TEIXEIRA, no dia 4 de março de 1911. Falece em 8 de agosto de 1996.
106 a. Secretaria da Justiça e da Segurança Pública organizou instruções para orientar os condutores de toda espécie de veículos, os cavaleiros, mercadores ambulantes, transeuntes e ciclistas para facilitar o trânsito de todo o centro da cidade de São Paulo em 4 de março de 1911.
105 a. (ROMA) O rei VITTORIO EMANUELE nomeará vários senadores. Também nomeado para o cargo de membro da câmara alta o engenheiro GUGLIELMO MARCONI, que tem prestado relevantes serviços à pátria, especialmente na guerra atual, criando várias estações radiotelegráficas e retirando todo o pessoal da sua companhia que se achava ao serviço da TURQUIA. Sendo nomeado, MARCONI seria o mais moço dos senadores. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 4 de março de 1912).
103 a. WOODROW WILSON, autor dos quatorze pontos, base da paz após a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS em 4 de março de 1913.
  94 a. em uma sessão solene celebrada na Real Academia de Ciências de MADRI, ALFONSO XIII entrega o título de acadêmico ao físico alemão ALBERT EINSTEIN, em 4 de março de 1923.
  93 a. Assembléia Nacional Turca, apoiada pelo Chefe de Estado, MUSTAFÁ KEMAL, aprova a abolição do Califato em 4 de março de 1924. 
  92 a. nasce a cantora INEZITA BARROSO. IGNEZ MAGDALENA ARANHA DE LIMA em 4 de março de 1925, na rua LOPES DE OLIVEIRA, na BARRA FUNDA. No momento do nascimento o CORDÃO DA BARRA FUNDA rompia a quarta-feira de cinzas. Aquela garotinha tinha de ser cantora. E, assim, não fugiu à sina a pequena IGNEZ, que virou INEZITA. Aos 7 anos, visitava parentes em MOGI MIRIM e ouviu pela primeira vez o som de uma viola caipira. “Me apaixonei na hora”, lembra INEZITA. Esse amor quase não deu certo. Seus pais preferiam óperas e clássicos eruditos. Óbvio que o romance teve de ser sem o apoio da família. Ainda pequena, INEZITA se apresentava nas manhãs de domingo na Rádio CRUZEIRO DO SUL, em 1934. Mas INEZITA chegou aos 22 anos e, após se formar em Biblioteconomia, na USP, casou-se com ADOLFO, herdando o sobrenome e tudo de bom que ele lhe traria: a família BARROSO (pernambucana) era de música popular e das artes. O cunhado, MAURÍCIO, por exemplo, era ator do TBC. Viveu noites maravilhosas na casa da sogra, na Rua POCONÉ (SUMARÉ), com muita conversa fiada, saraus e cantorias com gente do porte de PAULO AUTRAN, SÉRGIO CARDOSO, PAULO VANZOLINI, RENATO CONSORTE e muitos outros. Em uma viagem a PERNAMBUCO, em 1950, estreou profissionalmente na Rádio Clube do RECIFE. Cantou a convite de CAPIBA, o mestre do frevo. De volta a SÃO PAULO, iniciou a carreira de sucesso, com a gravação de seu primeiro disco, com A MODA DA PINGA, de OCHELSIS LAUREANO, no lado A, e RONDA, de PAULO VANZOLINI, no lado B. Assinou contrato como cantora exclusiva da RÁDIO NACIONAL, de SÃO PAULO, onde se apresentava ao vivo os estúdios da rua 24 de MAIO. Rompeu a hegemonia da música de origem carioca, colocando as músicas folclóricas e caipiras na pauta do rádio. Já nos anos 1970, depois dos shows, INEZITA se encontrava com os amigos no RESTAURANTE PARREIRINHA, na RUA GENERAL JARDIM (VILA BUARQUE), onde tinha mesa cativa. Seu programa na TV CULTURA, “VIOLA, MINHA VIOLA”, estreou em 28 de maio de 1980. Tornou-se uma referência na música caipira mesmo sendo absolutamente urbana, pois nunca deixou de viver em SÃO PAULO. Foi atriz de cinema e apresentadora de rádio.INEZITA também dá aula de folclore em faculdades, faz shows. Na Faculdade de Turismo da UniCapital dá aulas de Estudos de Problemas Brasileiros. Ao completar 82 anos, em 2007, afirmou que não fica “contando o tempo”, tem aversão a cirurgia plástica, toma caipirinha e fuma. Revelou que não escapa de cantar nos shows “MARVADA PINGA”, um dos seus maiores sucessos. Tem mania de comprar sapatos, faz coleção de relógios “devo ter quase 500”.
  88 a. nasce o Cel. Ref. ANTÔNIO FRANCISCO PINTO em 4 de março de 1929.
  84 a. FRANKLIN D. ROOSEVELT jura o cargo de presidente dos ESTADOS UNIDOS em 4 de março de 1933.
  83 a. eleições legislativas na ARGENTINA, durante um estado de sítio no país, em 4 de março de 1934.
  72 a. nasce dona VALDECIR, esposa do Sr. JOSÉ DITO, que foram nossos vizinhos da frente. No dia 19 de janeiro de 2006 compramos a casa que era deles. Dona VALDECIR nasce em 4 de março de 1945 e falece no dia 9 de outubro de 2005.
  69 a. acordo entre ARGENTINA e CHILE sobre a ANTÁRTIDA, em 4 de março de 1948.
  58 a. das memórias lançadas em 4 de março de 1959, uma quarta-feira, no meu 22º dia na Escola de Oficiais (274 dias pertencendo à Força Pública): das 4 às 6 horas estive de plantão e agora surgia complicações em acordar os veteranos. Alguns mandaram acordar outros às 5 horas e quando fazia tal recebia bonitos palavrões. Enfim a alvorada foi totalmente sem graça.
A primeira aula dessa manhã era livre, mas acontece que o 2º TENENTE CARLOS GIRALDES daria “ARMAMENTO”, pois estamos uma aula atrasada nesta matéria. Falaria sobre o Fuzil ordinário, F.O. ou Fuzil Mauser (suas características);
“FILOSOFIA” – continuamos a estudar Conduta dentro dessa matéria tão interessante e tão complexa;
“QUÍMICA” – Professor ALEANDRO PASTORE deu-nos nomenclatura das partes do átomo (prótons, elétrons e nêutrons).
Assim terminou a quarta-feira. Cansado cheguei em casa, principalmente por causa do plantão que tirei de ontem para hoje.
Às 19 horas dei aula para os soldados CRUZ e ÉDER DE BARROS e CABO ALVES. Mais tarde ainda estudei, deitando já altas horas da noite. 
  53 a. das anotações em 4 de março de 1964 (quarta-feira). ANO 14º- MÊS 8º- DIA 239º - 5 anos e 273 dias na FORÇA PÚBLICA – 180 dias como ASPIRANTE – 167 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Na Secretaria faço as funções de secretário e as de correspondente também, pois o 2º SARGENTO ISAAC entraria de serviço à 1230 horas. Ontem tivemos o caso do SARGENTO ARELY requerendo permuta com um sargento do 9º BG.  Hoje é a vez do SARGENTO CICERELLI, amanuense da 3ª Companhia, que está pleiteando transferência para o QUARTEL GENERAL, com destino ao DASI. O Comandante NÓBREGA não está apreciando nada esses pedidos de transferência, o que causa grande embaraço ao serviço. Também soube que o SARGENTO REGO está esperando um documento que lhe possibilitará transferência.
A oficialidade do BG está “assanhada”: dois aspirantes (GIRALDI e SOARES) e seis tenentes pediram para ser transferidos. Pode ser que consigam o seu intento.
No BG esteve hoje o 2º GERSON, da turma de 1962, que parece estar de malas prontas para vir para o BG, com permuta com o 2º TENENTE ROCCO, que iria para o QUARTEL GENERAL. Hoje também dou aula para os soldados. Eles estão estudando à Escola de Cabos. Os integrantes da 3ª Companhia continuam nos municípios do ABC  e hoje entra de Prontidão a 2ª Companhia sob o comando do 2º TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA.
Viajo para casa no trem das 17:05 horas, tal como ontem. Descanso durante o resto da tarde. Na televisão, apenas assisto o REPÓRTER ESSO e o terceiro capítulo da novela ALMA CIGANA.
  52 a. dos escritos sobre o dia 4 de março de 1965 (quinta-feira). ANO 15º - MÊS 8º - DIA 238º - 6 anos e 272 dias na FORÇA PÚBLICA - 285 dias como 2º TENENTE - 532 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Essa é uma semana relativamente curta na parte que se refere às minhas atividades como 2º tenente do Batalhão de Guardas "por causa do Carnaval".
Embarco cedo no ônibus VILA AURORA, às 5:45 horas, veículo que vai lotadíssimo. Viajo com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN.
No BG tenho um volumoso expediente pela frente, o qual me causa certo trabalho.
Depois da conversa de ontem entre o MAJOR ALOÍSIO BORGES e eu, estou fazendo com que o ASPIRANTE CLAUDIONOR MAIORINO vá aos poucos se acostumando com o trabalho da Secretaria. O caso do afastamento do TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA, da FIF, está condicionado à sua operação do duodeno. Enquanto não se resolve este fato, vou-me preparando para assumir as funções de CHEFE DA FIF e deixar a Secretaria nas mãos do ASPIRANTE MAIORINO.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES, como Comandante do BG, está arrumando muitos setores da Unidade, ultimamente afrouxadas após a passagem do COMANDANTE NÓBREGA para a reserva. Isto faz com que os oficiais sintam a pressão do Comandante e já há algum descontentamento.
Após o transcurso do expediente, descanso um pouco, dando aula para os soldados, das 14 às 15:30 horas.
Chego em meu lar às 17 horas. Consigo descansar durante algum tempo e, a partir das 19 horas, assisto televisão com minha esposa:
GUTIERRITOS - O DRAMA DOS HUMILDES, novela já em seus capítulos finais.
A INDOMÁVEL - esta novela substitui no horário aquela que se intitulou ONDE NASCE A ILUSÃO.
TERESA e para terminar assistimos o famoso programa de suspense, com BÓRIS KARLOFF - IMPACTO - com o caso intitulado "SENHOR JORGE".   
  51 a. dos apontamentos feitos em 4 de março de 1966 (sexta-feira). ANO 16º - MÊS 8º - DIA 237º - 7 anos e 273 dias na FORÇA PÚBLICA - 650 DIAS COMO 2º TENENTE - 897 DIAS NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Durante a manhã leio VICTOR HUGO. Almoço e saio. Vou buscar alguns remédios para minha esposa, no Ambulatório da CRUZ AZUL. Há um desleixo total por parte dos empregados da Farmácia e, parece mentira, permaneço das 14 às 16 horas na fila. Converso com o SARGENTO MONTEIRO e com o SOLDADO SHIRLEY que também se encontram nas mesmas condições do que eu.
Depois passo pelo BATALHÃO DE GUARDAS. A turma está alegre porque o tesoureiro foi buscar o dinheiro correspondente aos proventos dos integrantes da Unidade, do mês que passou.
Pouco depois chega o TENENTE HUGO CLIVATI trazendo consigo cerca de 102 milhões de cruzeiros. MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA também adentra à FIF para fins de fechamento do cofre. O Subcomandante marca revista geral para amanhã com início às 8 horas.
Espero o horário de dar mais uma aula, conversando com diversos conhecidos: SUB-TENENTE OSVALDO JURADO, 2º SARGENTO FRANCISCO MARQUES DA SILVA, CABOS WALDIR, AGAMENON, WALDOMIRO e diversos soldados. São quase 18 horas quando chega um de meus alunos - CABO RIBEIRO. Vamos até o BAR DO GERMANO e, às 19 horas, estamos estudando matemática, juntamente com o CABO PAYÃO.
O CAPITÃO SEBASTIÃO BENTO DE OLIVEIRA, recluso por 4 meses (já cumpriu dois) quer que eu lhe empreste duzentos mil cruzeiros, visto que irá receber apenas doze mil. Acontece que o CAPITÃO BENTO não é merecedor de confiança na FORÇA. Ele já aprontou coisas impossíveis. Não lhe vou emprestar nem um centavo.
Às 31:30 horas, estou retornando ao meu lar, tendo viajado com o 2º SARGENTO enfermeiro AIRTON.
Assisto programas de televisão até mais de meia-noite.
  50 a. do registro dos fatos acontecidos em 4 de março de 1967 (sábado). ANO 17º - MÊS 8º - DIA 238º - 8 anos e 273 dias na FORÇA PÚBLICA – 80 dias como 1º TENENTE – 333 dias na 12ª Companhia Independente.
Quero sossego neste sábado. Os casos do TENENTE SÉRGIO são do conhecimento do Quartel General e o CAPITÃO JAIR, na quinta-feira, ficou sabendo de tudo, ou melhor, já sabia, mas fazia vistas largas. Agora há um mal estar na Companhia e o CAPITÃO JAIR pensa que fui eu quem contou tudo no QG. Por causa disso, quer a minha transferência e a do TENENTE SÉRGIO; eu, por ter criado caso com as safadezas do TENENTE SÉRGIO e aquele por ter colocado o capitão em maus lençóis.
Passo essa data lendo e escrevendo. Somente mais tarde é que temos programas de televisão: capítulos das novelas REDENÇÃO, AS MINAS DE  PRATA. No canal 9, A HORA DO BOLINHA; no canal 4, BONANZA.
Às 22 horas, chega o senhor JÚLIO, da Empresa de Ônibus GUARULHOS. Na caminhonete da EOGSA, vamos fazer uma ronda. Começamos primeiro pela Cadeia Pública e ali já não encontro o CABO JOSÉ DA SILVA, que seria o comandante da Guarda. Visitamos os postos policiais de VILA GALVÃO e JARDIM TRANQULIDADE. No primeiro, o SOLDADO KENJI KANDA passa a fazer parte da ronda.
Vamos à BOATE ATLÂNTICA. Ali dona MILICA está fazendo altos negócios, pois todos os “inferninhos de GUARULHOS” estão fechados, por ordem do delegado. Passamos pelo BAR DA DIRCE, no GOPOÚVA. Ali encontramos muita gente desclassificada e a frequência no bar é a pior possível.
O famoso restaurante de dona ELVIRA continua fechado. Mesmo assim vamos encontrar a MARIA LUZIA, LEILA e VERA. Esperam que o delegado HERNANI volte atrás e libere a casa. Não encontramos dona ELVIRA.
Às 24 horas, estamos na Delegacia. O doutor CAÇÃO VERAS é o delegado de plantão. Converso com o mesmo e com o 3º SARGENTO MIGUEL, que, segundo consta, será punido pelos fatos apontados na Sindicância feita pelo ASPIRANTE A OFICIAL LUÍS LUCAS.
Retorno ao meu lar, após passar na DROGALILIAN, farmácia, que, a partir de hoje, funciona dia e noite. O SOLDADO OLIVEIRA está ali de serviço.        
  49 a. PICASSO doa a museu que leva seu nome, em BARCELONA, sua extraordinária série de quadros inspirada em AS MENINAS, no dia 4 de março de 1968.
  43 a. da inauguração da PONTE RIO-NITERÓI, em 4 de março de 1974.  Com 13,29 km de extensão, a ponte RIO-NITERÓI é inaugurada com o nome de PONTE PRESIDENTE COSTA E SILVA. Seu embrião surge em 1875, quando dom PEDRO II contrata um inglês para projetar uma ponte na baía da GUANABARA. O projeto não vinga, e, quase um século depois, em 1968, têm início as obras. Hoje é uma sete maiores do mundo. CARLOS HENRIQUE SIQUEIRA, engenheiro civil e construtor da ponte diz: “Eu havia trabalhado na construção da ponte e, coincidentemente, era o dia do meu aniversário. Fui de barco para a solenidade. Em NITERÓI, foi feriado. Depois da missa, o povo tomou a ponte.”
  42 a. da criação da ZONA AZUL, em 4 de março de 1975.
  38 a. das anotações de 4 de março de 1979: MARLENE e GORETTI chegam por volta das 4 horas deste domingo. Acordam-nos. LUCINDA não mais concilia o sono. Algo está errado.
Vou visitar minha mãe em POÁ. Fico sabendo que a MARIZE obteve a décima alta em 2 de março. Já andam rondando a casa de minha mãe por causa do dinheiro para cuidar da MARIZE. A mãe dela quer a participação na herança deixada pelo meu avô. O MARIO, irmão da MARIZE, também está em POÁ. Sua situação permanece inalterada. O resultado disso tudo é que passo um dia desagradável com as notícias sobre os meus filhos.
Neste domingo o PALMEIRAS vence o SANTOS por 2 a 1 e o CORINTHIANS empata com o COMERCIAL (1 a 1).  
  35 a. de RODRIGO DE SOUZA CARDOSO – jogador SOUZA – em 4 de março de 1982, no RIO DE JANEIRO. Clubes em que atuou: MADUREIRA (1998/1999); VASCO (1999/2003); CSKA SOFIA, BULGÁRIA (2003); MARÍTIMO, PORTUGAL (2003, 2004 e 2006); INTERNACIONAL (2005) e GOIÁS (2005 e 2006). TÍTULOS: Campeão Mundial Sub-17 e Campeão Sul-Americano Sub-17 (Seleção Brasileira); Campeão Carioca (2003), Campeão Gaúcho (2005) e Campeão Goiano (2006). Profissionalizou-se no VASCO em 2002 e, já no ano seguinte, conquistou o campeonato carioca. Antes de chegar ao GOIÁS, no campeonato de 2005, jogou no INTERNACIONAL, de PORTO ALEGRE e conquistou o Campeonato Gaúcho daquele ano. Ele foi trocado pelo também atacante, MICHEL. Mas, como SOUZA tinha passe preso ao MARÍTIMO, de PORTUGAL, acabou voltando ao clube português no fim do campeonato. O atacante, porém, demonstrou várias vezes, o desejo de voltar. E o GOIÁS, o desejo de tê-lo de volta. No começo do ano 2006, SOUZA finalmente voltou, e com o pé-quente, já que conquistou o campeonato goiano. No jogo contra o ATLÉTICO PR, quando o GOIÁS venceu por 3 a 2, no dia 30 de maio de 2006, o atacante marcou o milésimo gol do GOIÁS em campeonatos brasileiros. No dia 24 de setembro de 2006, o GOIÁS goleou o GRÊMIO por 4 a 0. SOUZA marcou dois gols nesse jogo e é o artilheiro do BRASILEIRO DE 2006, tendo marcado o seu 13 º gol no torneio, nessa partida contra o GRÊMIO.   
  34 a. da assunção do Coronel PM HÉLIO FRANCO CHAVES (falecido), como JUIZ DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR, em 4 de março de 1983. Na época, aposentava-se como JUIZ o CORONEL PM CLÁUDIO DE SOUSA.
  34 a. do assassinato da brasileira IDALVA FRAGA MOREIRA, na DINAMARCA. Ela foi morta e esquartejada no dia 4 de março de 1983. Em 1968, recebeu o título de MISS ARAÇATUBA.
  31 a. de um acidente automobilístico que tive com um GOL de propriedade da PMESP, que estava sob meus cuidados, no dia 4 de março de 1986.
  30 a. RONALD REAGAN reconhece, no dia 4 de março de 1987, que os ESTADOS UNIDOS venderam armas ao IRÃ em troca de reféns.
  30 a. das anotações de 4 de março de 1987: nesta quarta-feira de cinzas deixo meu lar por volta das 7:30 horas. Ainda há resquícios de carnaval em GUARULHOS. MARLENE chegou em casa agora cedo após assistir o desfile das Escolas de Samba. Na Avenida TIRADENTES, as últimas escolas estão passando. Reúno-me com os oficiais do reservado. No quartel, as urnas estão guardadas no xadrez. Algumas serão escrutinadas hoje à tarde e as do 1º Grupo serão apuradas amanhã.
O PM BATISTA, meu motorista, enfrenta um tremendo problema. Seu pai foi internado, agora cedo, na UTI de um hospital da VILA PRUDENTE, vítima de um infarto. Ele se emocionou ao saber da morte de um rapaz, amigo da família, vítima de um desastre de moto.
TENENTE-CORONEL PM MENDES fala de um encontro com o TENENTE Ref SÍLVIO MARCONDES, em CONCHAL. Ele era sargento da EQUIPE SAFARI, do CPC, nos anos 1970.
As urnas saem do quartel depois das 16 horas. Vão para a Federação Paulista de Futebol, onde serão apuradas hoje. Saberemos quais as duas escolas do Grupo 2 que ascenderão para o Grupo 1. Isso não demora muito. A BARROCA ZONA SUL e a FLOR DA VILA DALILA sobem para a elite do carnaval paulista.
A campeã carioca é a ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA. Torna-se bicampeã porque venceu também em 1986. A MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL fica em segundo lugar. A PORTELA é a terceira colocada. BEIJA-FLOR e ESTÁCIO se classificaram em quarto. VILA ISABEL em quinto, juntamente com a SALGUEIRO.
UNIDOS DA PONTE e IMPÉRIO DA TIJUCA são rebaixadas para o GRUPO 2.
O Banco Central fixa em CZ$181,61 o valor da Obrigação do Tesouro Nacional. A OTN era de CZ$106,40
Prossegue a greve dos marítimos. 31 navios nacionais e estrangeiros não entram no porto de SANTOS.
A PETROBRÁS sofrerá um prejuízo de um milhão de dólares se os postos de gasolina pararem.
Faleceu o autor de O SALÁRIO DO MEDO, GEORGES ARNAUD.
  29 a. falece Dona LAURA, irmã de Dona GABRIELA, antiga inquilina de minha mãe, em 4 de março de 1988. No dia 25 de fevereiro de 2010,  completaram-se  36 anos da mudança de Dona GABI, de POÁ.
  28 a. falece o acadêmico GENOLINO AMADO, em 4 de março de 1989.
  27 a. falece o Cel. Ref.  PEDRO ALVES DE BRITO, em 4 de março de 1990.
  26 a. grupos a favor da independência da LETÔNIA e da ESTÔNIA vencem nos respectivos plebiscitos para se separar da URSS, em 4 de março de 1991.
  26 a. morre JOSÉ IGLESIAS, cômico argentino, em 4 de março de 1991.
  25 a. falece o fotógrafo espanhol NESTOR ALMENDRÓS, em 4 de março de 1992.
  24 a. da prisão de SALAMA MOHAMMED, no dia 4 de março de 1993, suspeito do atentado à bomba no WORLD TRADE CENTER que matou cinco pessoas e feriu mais de mil. Ele foi detido sem violência em JÉRSEI, no Estado de NOVA JÉRSEI. O suspeito é ligado a um grupo fundamentalista islâmico, que assassinou o rabino de extrema direita MEIR KAHANE. O líder religioso israelense foi morto a tiros na frente do hotel em que estava hospedado, em NOVA YORK, em novembro de 1990. MOHAMMED tinha 26 anos na época de sua prisão e nasceu no ORIENTE MÉDIO, mas não se sabe em qual País. O suspeito teria alugado em seu próprio nome uma perua utilizada como bomba. Policiais afirmaram que o carro foi alugado em JÉRSEI e foi para o estacionamento no subsolo do WORLD TRADE CENTER. MOHAMMED foi localizado graças ao número do chassis.   
  23 a. falece o ator norte-americano JOHN CANDY, em 4 de março de 1994.
  23 a. da ocorrência em que KURT COBAIN, vocalista de guitarrista da banda de rock norte-americana NIRVANA, ter tomado uma overdose de uma mistura de champanhe e barbitúricos. Ele entrou em estado de coma num hospital de ROMA. Os médicos procederam a uma lavagem estomacal em COBAIN e o músico corria perigo de vida. COBAIN foi levado às pressas de sua suíte em um luxuoso hospital da cidade para o Hospital UMBERTO I por volta das 6:30 horas da manhã, depois que sua mulher deu o alarme. Em 4 de março de 1994.
  22 a. do casamento do DANIEL, filho do Sr. JOSÉ DITO e Dona VALDECIR, em 4 de março de 1995. Seu filho nasceu em 2 de março de 1998.
  22 a. da execução de um assaltante por PMs, defronte ao SHOPPING RIO–SUL, em BOTAFOGO–RIO, mostrada pela TV, em 4 de março de 1995. Essa ocorrência teve repercussão internacional. CRISTIANO MOURA MESQUITA DE MELO foi executado pelo CABO FLÁVIO FERREIRA CARNEIRO. A GLOBO mostrou todas as cenas do assalto. Foram três bandidos que tentaram fugir numa KOMBI. Um deles morreu no volante. Outro fugiu num táxi. Um terceiro foi dominado por PMs, pisado, arrastado para trás da KOMBI e executado com três tiros de revólver. Essa execução covarde deu muita controvérsia nos anos que se seguiram. 
  21 a. do VELÓRIO DOS MAMONAS ASSASSINAS no Ginásio de Esporte PASCHOAL THOMEU, em GUARULHOS, no dia 4 de março de 1996.
  20 a. das seguintes anotações em 4 de março de 1997: quando chego na AORPM, por volta das 11 horas desta terça-feira, encontro o VERIDIANO, nosso velho conhecido. Ele faz reparos na instalação elétrica. Com os oficiais conhecidos tecemos comentários sobre o Escândalo dos Títulos Públicos, que agora começa a mostrar que CELSO PITTA tinha certo envolvimento na roubalheira como Secretário das Finanças de PAULO MALUF.
No MMDC atendo com muita paciência o veterano HORÁCIO LOPES DOS SANTOS NETO, de 83 anos, que tem apenas 30% de acuidade visual, é surdo, sofre de diabetes. Outro veterano que nos visita é o PAULINO DELFINO NOGUEIRA, de 87 anos, mas bem de saúde. O PAULINO elaborou um álbum de sua participação na Revolução de 32 e diz que, posteriormente, fará doação dele para o MMDC. Passam também pela Sociedade o Doutor PAULO VON BLUCK DE LACERDA e ISRAEL DIAS NOVAES. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA não vem hoje. Está adoentado. Também falta a atendente MARIA DO SOCORRO e dona MARIA fica atarantada em suprir a sua falta.
Quase às 16 horas acompanho o CORONEL CANAVÓ até o Edifício REGINA. Vamos entregar os papéis referentes aos estragos causados pelo reboco desse prédio que caiu no telhado da Sociedade em 22 de janeiro.
Em casa, nesta noite, assisto VITÓRIA, da BAHIA, 3 (gols de AGNALDO (2) e CLÉBER) x CORINTHIANS 1 (MIRANDINHA). O CORINTHIANS colabora e a festa de estréia de BEBETO, no estádio do BARRADÃO é um sucesso. O GRÊMIO é líder do Grupo 4 da LIBERTADORES DA AMÉRICA. Vence o ALIANZA , de LIMA, por 4 a 0. Pela COPA DO BRASIL, a PORTUGUESA cumpriu sua missão, à tarde, no CANINDÉ. Encheu o KABURÉ de gols. Até o goleiro CLEMER marcou. Fez o oitavo de pênalti. Goleada de 8 a 0.
GENERAL WOSCIECH JARUZELSKI, o líder comunista que tentou destruir em 1981 o Movimento Democrático Polonês SOLIDARIEDADE, foi hoje hospitalizado em estado grave. Está com 73 anos.
Foi sepultado hoje, no Cemitério GETHSÊMANI, o engenheiro LUIZ VIEIRA DE CARVALHO MESQUITA. Ele era o presidente do Conselho Administrativo do GRUPO ESTADO, formado pelas empresas O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE, RADIO ELDORADO, OESP GRÁFICA S.A., OESP DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTES, AGÊNCIA ESTADO e BROADCAST TELEINFORMÁTICA Ltda. Com 75 anos, também presidia o Conselho Administrativo de outras duas empresas ligadas ao Grupo: a PISA e a COMPANHIA PARAPRINT DE EMPREENDIMENTOS FLORESTAIS.    
  19 a. dos acontecimentos registrados em 4 de março de 1998: nesta quarta-feira faço uma viagem no EXPRESSO BRASILEIRO, um ônibus que sai vazio da Rua SANTANA DO JACARÉ, somente o motorista e eu. Desço na estação TIETÊ do Metrô e, com temperatura de 30 graus, chego à PRAÇA DA SÉ. O calor desta manhã é anúncio de forte chuva para a tarde. No MMDS participo da reunião dos integrantes da Entidade que querem adquirir uma linha telefônica para a coordenação somente dos negócios das aulas. Um deles deverá ficar com a responsabilidade pelas ligações. Esse telefone não será usado para outros fins.
O CORONEL CANAVÓ, presidente do MMDC, anuncia que irá ao RIO amanhã. Ela faz parte da chapa de oposição que concorrerá às eleições no CLUBE MILITAR. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona. Diz que o CORONEL PM MELO ARAÚJO aceita a indicação para ser o futuro presidente do MMDC. Ontem, conversei com o CORONEL PM MELO ARAÚJO sobre esse assunto.
Um tremendo temporal cai bem no Centro de SÃO PAULO às 15 horas. Muitas goteiras na parte baixa da Sociedade fazem entrar água até na sala do Presidente. No ANHANGABAÚ, os túneis de acesso CENTRO-BAIRRO e vice-versa estão inundados. A BAIXADA DO GLICÉRIO é um verdadeiro mar. Na LUZ, não há como atingir a estação. Em pouco tempo o trânsito fica todo congestionado, com 133 km de extensão. O retorno para GUARULHOS é muito complicado. O ônibus COCAIA leva mais de meia hora para atravessar a Avenida CRUZEIRO DO SUL. Em GUARULHOS, no entanto, quase não choveu. A televisão mostra toda a confusão causada pelas chuvas, inclusive com a ameaça de queda da antena da REDE VIDA, numa torre situada na Avenida PAULISTA. O trânsito está interrompido na Av. PAULISTA também. BÓRIS CASOY entrevista o safado SÉRGIO NAYA. É um elemento perigoso. O PARTIDO PROGRESSISTA BRASILEIRO – PPB – expulsou-o hoje. A decisão foi tomada por unanimidade pelos 18 integrantes da Comissão Executiva do Partido.
Assisto o jogo final do TORNEIO RIO-SÃO PAULO no MARACANÃ. O BOTAFOGO empata com o SÃO PAULO em 2 a 2 e fica com o título pela quarta vez. O GRÊMIO vence o VASCO por 1 a 0, nesta noite, no Estádio OLÍMPICO, em PORTO ALEGRE, na TAÇA LIBERTADORES, pelo Grupo 2. A PORTUGUESA está fora da COPA DO BRASIL. Perdeu de 4 a 2 para o SPORT, no Estádio da ILHA DO RETIRO, em RECIFE.
ARTHUR ANTUNES COIMBRA, o ZICO, é o novo Coordenador Técnico da Seleção Brasileira que disputará a COPA DO MUNDO dentro de 97 dias, na FRANÇA. Além de ZICO, o presidente da CBF – RICARDO TEIXEIRA – anunciou outra importante mudança na Comissão Técnica. O preparador físico LUÍS CARLOS PRIMA foi demitido e em seu lugar entra PAULO PAIXÃO, do PALMEIRAS.
  18 a. do encontro dos corpos dos jovens presos por PMs na PRAIA GRANDE, em 4 de março de 1999. Foram detidos por PMs do Regimento de  Cavalaria "9 de JULHO", em SÃO VICENTE, na quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro de 1999.
  18 a. do MANIFESTO 2000 POR UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA, escrito por um Grupo do Prêmio Nobel da Paz. Foi lançado em PARIS no dia 4 de março de 1999.
  18 a. diretor geral da UNESCO, FEDERICO MAYOR ZARAGOZA, e várias pessoas – PRÊMIO NOBEL DA PAZ – apresentam em PARIS o Manifesto 2000, destinado a promover a paz no mundo, em 4 de março de 1999. Outras anotações nesta quinta-feira: hoje dar-se-á a audiência de conciliação nos autos de term. Circ. Número 1139/98 em que consta como autor PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA. LUCINDA e o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR irão levar o PAULO CÉSAR ao Fórum. A advogada é MARA BORGATTO. É aquele caso em que o PAULO CÉSAR bateu com a moto num carro.
Depois da definição do local da reunião do Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o meu trabalho é avisar os conselheiros. Faço a minuta de uma carta para eles. CARMELO está fazendo uma palestra em SANTO AMARO.
O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva do Comandante do 37º BPMI – TENENTE-CORONEL PM SIDNEY HORTA.
Às 15 horas, são encontrados os corpos dos três rapazes assassinados na quarta-feira de cinzas (17 de fevereiro) por PMs do REGIMENTO DE CAVALARIA “9 DE JULHO”. THIAGO, PAULO e ÂNDERSON, presos em SÃO VICENTE, foram assassinados e jogados num mangue, na PRAIA GRANDE. O CORONEL PM GUIMARÃES, Corregedor PM, dá entrevistas a jornais, rádio e televisão.
A dentista ROSMARI ISABEL MAURI, de 46 anos, foi baleada na cabeça, às 21 horas, durante uma aparente tentativa de assalto num cruzamento do MORUMBI, na Avenida GIOVANNI GRONCHI. Enquanto esperava que o sinal abrisse, ROSMARI foi abordada por três rapazes, sendo atingida por um tiro na cabeça. Os três supostos ladrões fugiram a pé levando apenas um relógio. ROSMARI foi levada ao Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN e está internada na UTI.  
  17 a. falecem: o Cel. EB Ref. ORION LUIZ NASCIMENTO e o radialista carioca BENJAMIN WRIGTT, que fez a cobertura de todas as COPAS DO MUNDO, entre 1950/1970. Em 4 de março de 2000.

ACONTECEU EM 4 DE MARÇO DE 2001:      DOMINGO
Na madrugada, assisto o GP DA AUSTRÁLIA. Sem ser ameaçado em nenhum momento, MICHAEL SCHUMACHER vence a prova de abertura do Mundial de Fórmula 1. É a quinta vitória consecutiva de SHUMACHER e nas estatísticas empata com NIGEL MANSELL (1992), JIM CLARK (1965) e JACK BRABHAM (1960). O único que fez mais foi ALBERT ASCARI, que venceu 9 GRANDES PRÊMIOS seguidos, entre 1952 e 1953.
Em segundo lugar chega DAVID COULTHARD, com RUBENS BARRICHELLO em terceiro, NICK HEIDFELD em quarto, HEINZ-HARALD FRENTZEN em quinto e KIMI RAIKKONEN estreante na F1 em sexto. Também estrearam: TARSO MARQUES, ENRIQUE BERNOLDI, JUAN PABLO MONTOYA e FERNANDO ALONSO.
Na quinta volta, JACQUES VILLENEUVE “decolou” sobre o WILLIAMS de RALF SCHUMACHER. Um pneu acertou um fiscal, que morreu na hora.
Às 10 horas, inicio mais uma viagem até POÁ. Vou almoçar com minha mãe. Tudo é feito de acordo com a rotina dos últimos domingos.
ADALVO comunica-me que há uma pessoa interessada em alugar o terreno onde funcionou durante anos um LAVA-RÁPIDO. Ali seria instalado, novamente, um outro.
Conversamos com minha filha MARIZETE, meu neto FELIPE. O CABO PM RENATO VENTURA e a CIDA estão na casa de minha mãe quando chego.
Após o almoço, vejo que minha mãe está cansada. Ela vai repousar. Eu também. O CABO PM RENATO retorna às 16 horas. Conduz-me de carro até a estação de POÁ. O retorno para GUARULHOS é dentro da rotina.
No Campeonato Paulista, o CORINTHIANS perde para o GUARANI – em CAMPINAS – por 2 a 1.
O PALMEIRAS também dá vexame. Joga contra o “lanterna” INTERNACIONAL e fica no 0 a 0. Ainda perde nos pênaltis por 13 a 12.
O SÃO CAETANO empata com a PORTUGUES em 1 a 1 e vence nos pênaltis. Com isso, assume a liderança do campeonato.
GUSTAVO KUERTEN arrasou o espanhol GALO BLANCO e ganhou o título do ABERTO DE ACAPULCO. É o seu segundo título na temporada. 

A PRIMEIRA MISSA CELEBRADA POR DOM CLÁUDIO HUMMES, DEPOIS DE NOMEADO CARDEAL, foi em intenção a recuperação da saúde do governador licenciado MÁRIO COVAS. A cerimônia religiosa, realizada na Igreja Nossa Senhora da Consolação, teve a participação do governador em exercício GERALDO ALKMIN, do ministro da Justiça, JOSÉ GREGORI, representando o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, do senador EDUARDO SUPLICY, representando a prefeita de São Paulo, MARTA SUPLICY, de secretários estaduais e do empresário ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES.

MÁRIO COVAS apresentou uma "discreta melhora" na pneumonia que atinge a base de seu pulmão esquerdo, alem de conseguir superar o edema pulmonar. COVAS recebe medicamentos para evitar novas tromboses. A terapia contra o câncer não pode ser realizada e isso é algo que preocupa muito.  

UM GRUPO DE SEIS DETENTOS, LIGADOS AO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, realizou uma rebelião na Penitenciaria ADRIANO MARREY, em GUARULHOS, no fim do horário de visitas. Eles mantiveram como reféns cinco funcionários do Presídio. Enquanto isso, um preso ficou ferido e outro foi assassinado.

A POLICIAL FEMININA VIVIANE DOS SANTOS RAMOS foi atingida no portão de sua casa por um desconhecido que dizia levar um recado para ela. Grávida de oito meses recebeu tiros na região da boca, em uma das mãos e nas costas. A ocorrência foi em CARAPICUIBA. Ela e o bebê passam bem e não correm risco de morte.

TRAGÉDIA EM PORTUGAL. UMA PONTE DESABA E 77 PESSOAS DESAPARECEM NAS ÁGUAS DO RIO DOURO. Os veículos que transportavam 67 turistas (um ônibus) e dois carros com dez passageiros caíram de uma altura de 50 metros e foram arrastados pelas águas. A ponte de metal foi construída há 116 anos e unia as cidades de CASTELO DE PAIVA e ENTRE RIOS, situadas ao norte de Portugal.

FOI INTERNADA A CANTORA E ATRIZ LIZA MINELLI, 56 anos. Nos últimos meses, ela teve pneumonia e encefalite. A família não divulgou o motivo da nova internação. Em NOVA IORQUE.

2 002 :-     SEGUNDA-FEIRA
Por volta das 8h30 registrou-se o quinto maior congestionamento do ano no período, com 110 quilômetros. Foi provocado pelo excesso de veículos e por uma colisão, ocorrida às 6 horas, na pista expressa da MARGINAL TIETÊ, sentido CASTELO BRANCO, próximo à PONTE DOS REMÉDIOS.
Tenho uma rápida reunião no MMDS, por causa de compromissos assumidos na Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, aonde o Sr. MARCONDES chegará por volta das 13h30 para irmos ao QUARTEL DO COMANDO GERAL (está agendada uma audiência com o Cel. RUI CÉSAR MELO, comandante geral da PMESP e presidente nato do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC).
No QCG, somos recepcionados pelo CAPITÃO ALEXANDRE, assistente do sub-cmt geral, Cel. GIURNI. Logo em seguida, atende-nos o Cel. FERNANDO PEREIRA, chefe de gabinete do Cmt. Geral. Vamos ser recepcionados pelo Cel. RUI quase às 15 horas. O Sr. MARCONDES explica ao Cmt. Geral a necessidade de ser nomeado o presidente da Comissão Organizadora do 70º Aniversário da Revolução de 32, recaindo a escolha na pessoa do Cmt. Geral. O Cel. RUI CÉSAR MELO ouve com paciência a conversa do Sr. MARCONDES e, surpreendentemente, decide que a presidência da Comissão deve ficar com o Sr. MARCONDES, indicando para vice-presidente da Comissão o Cel. FERNANDO PEREIRA. Isso deixa o Sr. MARCONDES atônito, mas não tem como não recusar a decisão do Cel. RUI.
Passamos então ao problema da eleição da presidência e vice–presidência da DIRETORIA EXECUTIVA, que deve se efetivar em ABRIL, conforme determina o ESTATUTO. Decide o Cel. RUI que essa eleição seja realizada no dia 2 de abril, com a reunião do CONSELHO SUPREMO. Ainda no QCG, conversamos com o secretário geral do CONSELHO DA COMUNIDADE, CAIO ALFAYA. Acompanho o Sr. MARCONDES até às imediações de sua residência. Ele me deixou no metrô da MARECHAL DEODORO.
Mais tarde, já em casa, procuro conversar, via fone, com o Sr. PIRES, mas não posso contar a ele o que decidiu o Comandante Geral. Aviso-o que o CONSELHO SUPREMO deverá se reunir no dia 2 de abril para o processamento da eleição. O Sr. PIRES ainda não se manifestou se irá pleitear a reeleição, mas já fica sabendo que o Sr. MARCONDES é candidato à presidência.
LUCINDA recebe uma notícia de morte, por volta das 18h40, transmitida pela sua irmã ESMERALDA. FALECEU às 17 horas, no PADRE BENTO, o senhor ABÍLIO DOS SANTOS GUERRA, aos 76 anos (nasceu em 1º de agosto de 1925, em PORTUGAL). Ultimamente ele sofrera quatro pneumonias e, no final da semana, foi vítima de um infarto. Internado no hospital PADRE BENTO, o corpo, debilitado, pois além de tudo isso era diabético, não resistiu a mais essa complicação. A família se agita para o velório. LUCINDA faz alguns contatos e pede para o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR levar-nos até a casa de dona DEOLINDA, onde os parentes estão se reunindo. Ali, vamos encontrar a viúva, os filhos ROBERTO, ÉDSON, CÉLIA e IVETE, vários netos e o bisneto VINÍCIO, o mais novo da família. Dona ESMERALDA e a SÔNIA ali também se encontram. Já faz muitos anos que não havia uma reunião na casa de dona DEOLINDA e estranhamos o crescimento dos netos de Dona DEOLINDA e Sr. ABÍLIO, bem como o estrago que o tempo fez em certas pessoas. Como a LUCINDA está com gripe e o JOÃO irá trabalhar amanhã, não podemos ficar para o velório. O corpo ainda não foi removido do hospital PADRE BENTO para a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, onde será realizado o velório.
Mais tarde, apesar de cansada, LUCINDA é surpreendida pela notícia da queima de pneus na esquina da BENVINDO TOLENTINO NETO com a BRIGADEIRO FARIA LIMA, os mesmos pneus que tanta celeuma vem causando nesses dias por causa da dengue. Alguns adolescentes, entre eles o PAULO CÉSAR, tiveram a idéia de combater a dengue, já que ninguém se interessava por isso, pondo fogo nesses pneus. A polícia militar foi chamada e não se concretizou o incêndio nos pneus. Houve muita correria, inclusive com três rádio-patrulhas dando caça aos “incendiários”. Ninguém foi preso.
O deputado JOSÉ SARNEY FILHO deixou hoje o MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE em “solidariedade” à irmã, a governadora ROSEANA SARNEY e será substituído pelo secretário–executivo JOSÉ CARVALHO. “Meu ato é auto–explicativo”, disse.  A saída de SARNEY FILHO foi antecipada pela operação na LUNUS, empresa de ROSEANA SARNEY e de seu marido JORGE MURAD.
O número de notificações de casos de dengue cresceu, em  uma semana, 33% em SÃO PAULO. Há 10 782 casos notificados da doença em todo o Estado, sendo que 2 831 já estão confirmados.
A atriz PATRÍCIA PILLAR, que no início do ano anunciou que retirou um câncer de mama e se submete ao tratamento de quimioterapia, não se incomodou em ser fotografada, hoje, com a cabeça inteiramente raspada, ao lado do namorado, o candidato à presidência do Brasil, CIRO GOMES. Os dois compareceram a um almoço na casa do presidente nacional do PDT, LEONEL BRIZOLA, em COPACABANA, zona sul do RIO.
IBRAHIM RUGOVA, de 57 anos, foi eleito como primeiro presidente de KOSOVO, ex–província da IUGOSLÁVIA, que foi cenário de uma guerra civil em 1 998. RUGOVA é um líder moderado da etnia albanesa.
DNA REVELA QUE EMPRESÁRIO É PAI DO FILHO DE GLÓRIA TREVI. SÉRGIO ANDRADE é o pai de ANGEL GABRIEL. O resultado foi entregue em um envelope lacrado para o diretor–geral da POLÍCIA FEDERAL, AGÍLIO MONTEIRO, que o repassou ao ministro do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, NERI DA SILVEIRA, relator do processo da cantora, e também à 10ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL.
A preocupação com a epidemia de dengue no BRASIL chegou à família real de GALES. Em visita de dois dias ao país, o herdeiro do trono britânico, príncipe CHARLES, não economizou repelente para o mosquito AEDES AEGYPTI em sua bagagem. Nas malas, o nobre e os cerca de quinze integrantes de sua comitiva trouxeram apenas camisas de manga comprida abotoadas nos punhos e calças longas. No RIO, um carro fumacê pulverizou inseticida contra o mosquito minutos antes da chegada do príncipe ao MORRO DO CANTAGALO, em IPANEMA, na ZONA SUL. CHARLES chegou ao BRASIL às 7h40 num airbus fretado da BRITISH AIRWAYS, acompanhado do mordomo e do médico particular. Seguiu para o hotel BLUE TREE TOWERS, onde se hospedou na suíte mais simples. Ao meio dia foi almoçar com o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, no PALÁCIO DA ALVORADA.
Filha de pais separados, a estudante LÍVIA LEONIS CINTRA RIBEIRO, de 8 anos, morava com a mãe, LYLIAN LEONIS DIAS CINTRA, e recebia a visita do pai, RONALDO RIBEIRO, nos fins de semana. No domingo, pai e filha almoçavam na churrascaria TRADIÇÃO GRILL, na RUA DAS ROSAS, no bairro de MIRANDÓPOLIS, por volta das 16h30, quando seis assaltantes invadiram o local. Um cliente desconhecido e armado reagiu ao assalto, dando início a uma troca de tiros, que resultou na morte de LÍVIA, atingida por uma bala perdida. 
Em RAMALLAH, helicópteros israelenses dispararam mísseis contra o QG de IASSER ARAFAT, atingindo um local a dez metros do escritório onde estava o líder palestino. As ações, segundo ISRAEL, foram uma resposta aos dois atentados do fim de semana, que deixaram 22 israelenses mortos. Duas bombas disparadas por um tanque em RAMALLAH matou a mulher e três filhos de HUSSEIN ABU KWAIK,  membro do grupo extremista HAMAS. Ele não estava no carro e prometeu vingar a morte de seus familiares. Horas depois, em TEL AVIV, um palestino atirou contra um restaurante e matou três israelenses.   

2 003   :  -     TERÇA-FEIRA
ASSISTO, nesta manhã, pela TV GLOBO, a apuração dos votos dados às escolas de samba do GRUPO ESPECIAL, que desfilaram no SAMBÓDROMO do ANHEMBI nos  dias 28 de fevereiro (sexta–feira) e 1º de março (sábado). A grande campeã é a GAVIÕES DA FIEL, com 200 pontos, tornando-se BICAMPEÃ do CARNAVAL de SÃO PAULO, pois já vencera em 2002. Em segundo lugar vem a MOCIDADE ALEGRE, com 199,5 pontos. Em terceiro, X-9 PAULISTANA , com 199 pontos. Em quarto, NENÊ DE VILA MATILDE, 198; 5º, VAI-VAI, 197,5; 6º, ROSAS DE OURO, 197; 7º, CAMISA VERDE E BRANCO, 197; 8º, LEANDRO DE ITAQUERA, 197; 9º, TUCURUVI, 196; 10º, VILA MARIA, 196; empatados em 11º lugar, com 195 pontos, IMPÉRIO DA CASA VERDE e ÁGUIA DE OURO. São rebaixadas para o grupo inferior  as ESCOLAS que  ficaram em 13º lugar, PERUCHE, com 192 pontos e 14º lugar, BARROCA ZONA  SUL, que conseguiu apenas 187 pontos.
A GAVIÕES DA FIEL conquistou, neste ano, o quarto título de campeã do carnaval paulistano. O primeiro foi em 1995, três anos depois de passar para o GRUPO ESPECIAL. Em 1999 conquistou o segundo título. Em 2000, ficou em segundo lugar e, em 2001, em terceiro. No ano passado, a escola sagrou-se novamente campeã, com nota 10 em todos os quesitos. GAVIÕES também ganhou, neste ano, o TROFÉU NOTA DEZ, com cinco quesitos premiados. A escola nasceu como bloco de carnaval, em 1969, formado pelos integrantes da FIEL. Em 1989, estreou como escola de samba do GRUPO 1 e, a partir de 1991, subiu para o GRUPO ESPECIAL. A GAVIÕES entrou na avenida às 3:40 horas do sábado, dia 1º de março, levantando a arquibancada com o samba–enredo AS CINCO DEUSAS ENCANTADAS NA CORTE DO REI GAVIÃO.
Em 2004, IMPERADOR DO IPIRANGA e ACADÊMICOS DO TATUAPÉ, vencedoras do grupo de ACESSO, desfilam com a elite do samba no GRUPO ESPECIAL.
 
Visitam dona ESMERALDA o seu filho JOSÉ e a DORA. Almoçam conosco. Recebo um telefonema de ARIOVALDO CHACUR. Ele me transmite o número do telefone do ALEXANDRE MEDÉA. Logo mais é o próprio ALEXANDRE que liga. Transmito a ele a notícia do acidente automobilístico envolvendo o aluno-oficial MAICOL, que veio a falecer no desastre que também envolveu outros quatro cadetes. O ALEXANDRE tentou entrar para a APMBB e pensei que esses rapazes foram seus colegas.

Soldados do Exército mataram a tiros, hoje, o professor de inglês FREDERICO BRANCO DE FARIAS, de 53 anos, em uma barreira montada em CASCADURA, na zona norte do RIO. Segundo os militares, FARIAS, ao volante de seu CORSA, não obedeceu à determinação de parar e tentou “furar” o bloqueio. A namorada de FARIAS, ROSÂNGELA DA SILVA, afirmou que o professor não percebeu a ordem. O ministro da Defesa, JOSÉ VIEGAS, considerou o episódio “lamentável”. Três tiros atingiram o veículo, por volta da meia-noite. FARIAS foi baleado na região abdominal, por um tiro que perfurou a porta esquerda do carro. Pelo menos outros dois tiros foram disparados: um atingiu o capô e outro, o paralama esquerdo.
  
Uma placa que caiu do carro do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil, ajudou a identificar o investigador MARCIUS MAX MOREL, acusado de dirigir em alta velocidade e provocar acidente com um chevette , às 23 horas de segunda–feira, na Marginal do Rio Pinheiros, zona sul de São Paulo. No choque, o chevette pegou fogo e o casal JOÃO STELLUTO , de 57 anos, e IVANILDA DE BARROS, de 63, morreu carbonizado. O policial fugiu. Segundo testemunhas, ele dirigia de forma imprudente. MOREL foi apresentado horas depois do acidente no 89 º Distrito Policial (PORTAL DO MORUMBI), pelo seu chefe, o delegado titular da 2 ª delegacia do DHPP, JOSÉ CARLOS DE MELO.

Pelos noticiários da TV foi divulgada a morte da ex–cantora de rock dos anos 50/60, CELLY CAMPELLO, aos 60 anos, vítima de câncer, por volta das 13 horas, no hospital SAMARITANO, em CAMPINAS. Ela estava internada desde o dia 20 de fevereiro. Nasceu no dia 18 de junho de 1942, em São Paulo, mas passou a infância em TAUBATÉ. Começou a cantar profissionalmente ainda menina no programa SILVA NETO, da RÁDIO DIFUSORA, de TAUBATÉ. Com 10 anos, na RÁDIO CACIQUE da mesma cidade, já tinha um programa próprio. Em 1958, seu irmão TONY, já profissional em São Paulo, a convidou para gravar um compacto. Em 1959 lançou seu primeiro LP, que trazia “ESTÚPIDO CUPIDO”, seu maior sucesso, além de “TÚNEL DO AMOR”, “BANHO DE LUA” e “LACINHOS COR-DE-ROSA”, que lhe valeram o título de “rainha do rock brasileiro”. Abandonou a carreira em 1962 para se casar com o contador da Petrobrás JOSÉ EDUARDO GOMES CHACON. Em 1976, ensaiou um retorno aos palcos, motivada pelo sucesso da novela “ESTÚPIDO CUPIDO”, da GLOBO, em que cantava a música de abertura. Uma de suas últimas aparições na TV  aconteceu em outubro de 2002, na estréia do programa “JOVENS TARDES”, na mesma emissora, quando foi entrevistada por WANESSA CAMARGO.

MORREU na manhã desta terça–feira de carnaval o ator JOSÉ CARLOS KUMSTAT, que trabalhou no programa “OS TRAPALHÕES”, da rede GLOBO. Ele teve uma parada cardíaca. O ator interpretou por muitos anos um vilão mal-humorado do programa. Ele sofria do mal de ALZHEIMER, tinha 70 anos e vivia com a mulher e a filha no Retiro dos Artistas, no RIO.

A atriz NEUZA BORGES, a DALVA da novela O CLONE, da rede GLOBO, passará por uma complexa cirurgia de reconstrução da bacia, área onde tem cinco fraturas. NEUZA caiu de um carro alegórico da escola de samba UNIDOS DA TIJUCA, hoje de madrugada. Dois fatores tornam a cirurgia mais difícil – a idade da atriz, que completa 61 anos este mês, e o fato de ser hipertensa. Apesar disso tudo, NEUZA está confiante.  

Duas mulheres especiais centralizaram as atenções dos foliões baianos na madrugada de hoje. Enquanto a cantora ALCIONE era homenageada no circuito OSMAR, pelo bloco afro ILÊ AIYÊ, no centro de SALVADOR, a modelo GISELE BÜNDCHEN encantou com sua beleza e espontaneidade os foliões que brincavam no LARGO DO FAROL DA BARRA, na ORLA. O último dia do carnaval baiano só termina na manhã de quarta–feira de CINZAS. Os desfiles começaram por volta do meio-dia, mas as melhores atrações estarão reservadas para a madrugada, com a cantora BABY DO BRASIL comandando o encontro dos trios na PRAÇA CASTRO ALVES. Também se encontrarão, no LARGO DO FAROL DA BARRA, o TRIO EXPRESSO 2222, de GILBERTO GIL, o de ARMANDINHO, DODÔ e OSMAR e o de DANIELA MERCURY. Às 10 horas, a TIMBALADA fará seu arrastão do LARGO DO FAROL DA BARRA até o BAIRRO DE ONDINA.

Com suas caras alegres, risos largos e enormes braços balançando ao som do frevo, cerca de cem bonecos gigantes, marca registrada do carnaval do RECIFE, fizeram a festa dos foliões hoje. Uma nova boneca, LIA DE ITAMARACÁ, em homenagem à famosa cirandeira pernambucana que já foi tema de música, foi a novidade do encontro, que se realizou pela 16 ª vez sem o HOMEM DA MEIA-NOITE, o boneco mais antigo, de 71 anos. ANTÔNIO CARLOS NÓBREGA deverá fechar a festa na madrugada de amanhã, com show na PRAÇA DO MARCO ZERO. Mas o carnaval continuará pela manhã com saída da tradicional troça BACALHAU DO BATATA e outras agremiações de OLINDA. 

Os EUA enviaram hoje mais sessenta mil soldados para o GOLFO PÉRSICO, numa manobra que colocará mais de 320 mil militares americanos e britânicos em posição para uma possível invasão do IRAQUE. A medida foi tomada no mesmo dia em que o ministro das Relações Exteriores da RÚSSIA, IGOR IVANOV, falou que seu País não apoiará qualquer resolução que permita uma guerra e que usará seu poder de veto no CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS, se for necessário.

A forte explosão de uma bomba numa área externa do aeroporto da cidade filipina de DAVAO causou hoje 20 mortes e feriu 161 pessoas, no pior atentado ocorrido nos últimos anos na região de MINDANAO, palco da ação de grupos extremistas islâmicos. Entre os mortos está um missionário dos EUA e entre os feridos, pelo menos outros três americanos. Cerca de uma hora depois do atentado, uma granada explodiu na cidade de TAGUM, a uma hora de DAVAO, matando uma pessoa e ferindo outras três.
  
Telefono para minha mãe, por volta das 21:30 horas, a fim de saber como ela vai passando de saúde. Queixa-se sempre de dores nas pernas.
 
2 004  :  -      QUINTA-FEIRA
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO, página C7 (4 de março de 2004) COMANDANTE DA PM É DEFENDIDO PELO GOVERNADOR ALCKMIN e o secretário de Segurança Pública não vêem motivo para afastar coronel investigado.
O Governador GERALDO ALCKMIN (PSDB) e o secretário de Segurança Pública, SAULO ABREU, saíram ontem em defesa do comandante-geral da Polícia Militar, coronel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, que será investigado pelo Tribunal de Justiça Militar, por suspeita de prevaricação. Os dois descartaram a hipótese de afastá-lo do cargo durante as investigações ou exonerá-lo. RODRIGUES colocou o posto à disposição do governador.
ALCKMIN disse que não há razão para afastamento. “Tenho absoluta confiança, acho que SÃO PAULO tem um grande comandante, honesto, dedicado, trabalhador e homem de base, da rua, da labuta”.
Ele descartou que a imagem do comandante tenha ficado arranhada com as acusações de envolvimento na aprovação do sobrinho, FERNANDO RODRIGUES IMPELLIZZIERI, no concurso para soldado da PM. O rapaz havia sido considerado “inapto” na investigação social. No dia seguinte à divulgação do resultado, ofício informava que o resultado seria alterado de reprovado para aprovado.
Para SAULO, IMPELLIZZIERI passaria de qualquer maneira. “Ele foi muito bem”, afirmou. “Tem de acabar com esse denuncismo no BRASIL”. O coronel disse que o episódio foi “armado” de forma mal-intencionada.

Essa notícia é muito comentada na Associação dos Oficiais da Reserva e em outros lugares pelos quais passei nesta manhã chuvosa. Na entidade MMDS, elaboro o prólogo de minha explanação de logo mais na reunião da Diretoria Executiva, em caráter extraordinário.
Vou mais cedo para a Sociedade, chegando ao mesmo tempo do Cel MENDES. Ainda mando colocar no computador os dizeres que minutei e, depois, aguardamos a chegada dos senhores diretores. Logo dona CÉLIA informa que o Sr. MARCONDES foi ao médico e que não virá para a reunião. Com as presenças da diretora do serviço social, advogada MARIA HELENA MARCONES; da 2ª secretária, CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS DE MEDEIROS, e mais tarde, do tesoureiro, CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA, o Cel MENDES, na qualidade de vice-presidente, no exercício da presidência, inicia os trabalhos dessa reunião extraordinária. Ele fala sobre a carta que recebemos do vereador ERASMO DIAS, sobre o veto da prefeita num Projeto-Lei que ele apresentou no sentido de dar um abono aos ex-combatentes da Revolução de 32, residentes no município de SÃO PAULO; do ofício que foi encaminhado ao vice-governador, CLÁUDIO LEMBO, sobre a mudança da lei que criou os “heróis anônimos MMDCA”; do ofício, no mesmo sentido, encaminhado a quatorze deputados, para consertar o erro histórico cometido pelo deputado CALDINI CRESPO; sobre uma conversa que ele, Cel MENDES, teve com o Cel CELSO, nesta manhã, onde ele foi pedir as últimas atas das reuniões do CONSELHO SUPREMO que o secretário CAIO ALFAYA não mandou para o MMDC. Depois ele me dá a palavra para eu explicar os motivos em que peço a renúncia coletiva da DIRETORIA EXECUTIVA, conforme documento elaborado em 1º de março e já lido para o Presidente, GERALDO FARIA MARCONDES, que concordou com os seus dizeres, na segunda-feira, dia 1º, marcando esta reunião extraordinária. Posta em votação a propositura da renúncia coletiva, a diretora do serviço social e a segunda-secretária, que inclusive redigirá a ata desta reunião, concordaram com os argumentos que eu apresentei. O Cel. RENALDO está temeroso da medida tomada e quer conversar com alguns conselheiros, inclusive, se for o caso, com o próprio comandante geral. O Cel MENDES decide então marcar uma outra reunião extraordinária para dia 10 de março, próxima quarta-feira.
Enquanto estamos reunidos, o GENERAL BUENO liga várias vezes para o Cel MENDES que, presidindo a reunião, não o pôde atender. Depois, por volta das 17 horas, o Sr. MARCONDES liga para o Cel MENDES, querendo saber notícias do que foi decidido na reunião que acabamos de realizar. Diz ele que está sendo marcada para amanhã uma reunião no CONDEPHAAT e quer a nossa presença nesse lugar, por volta das 16 horas.
Durante a reunião, o Cel MENDES foi surpreendido por um telefonema de sua esposa. Dona OÇAINE acabou de sofrer uma colisão com o seu carro, numa das ruas mais movimentadas da CASA VERDE, onde reside. Os danos são materiais, mas o Cel MENDES fica chocado com a notícia. Assim é que vamos deixar o MMDC numa das tardes mais conturbadas deste ano. Mas essa medida de pedir a renúncia coletiva da Diretoria Executiva é o único meio de consertar todos esses ataques gratuitos e mal intencionados que estamos recebendo já há algum tempo, por maus conselheiros que querem mesmo a implosão da Diretoria Executiva.  
Quando chego em casa, LUCINDA conta que caiu da escada na tardinha. Ela não conseguiu dobrar o joelho e tropeçou no penúltimo degrau da escada que une a nossa casa à da MARLENE. Mas apenas sente dores no joelho, parecendo que mais foi um susto. A nossa casa está indo agora para a costumeira normalidade. Os móveis voltam aos seus respectivos lugares. Já passamos a fazer nossas refeições na cozinha. Foram dias de angústia, com muita poeira, isso desde o dia 22 de janeiro.
Telefono para MARIZETE e depois para o meu irmão. Fico sabendo que minha mãe está se portando um pouco melhor. Uma irmã do RENATO, a IVONE, parece que está ajudando a cozinhar na casa de dona ALICE. Até minha mãe conversa comigo no telefone e, suas palavras são animadoras. Fico bem mais tranqüilo nesta noite.

O SÃO PAULO foi derrotado por 3 a 0 pela LIGA DESPORTIVA UNIVERSITÁRIA (LDU), hoje à noite, em QUITO, pela TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. De quebra, o time perdeu uma invencibilidade de nove partidas na temporada. Foi a primeira derrota do técnico CUCA no comando do TRICOLOR. PAREDES, ESPINOZA e URRUCIA fizeram os gols.

PELÉ anunciou hoje, em LONDRES, uma lista com os 125 melhores jogadores de futebol, vivos, num evento que faz parte das comemorações do CENTENÁRIO da FIFA. Só quinze brasileiros fazem parte da relação, que originalmente teria apenas CEM nomes, mas foi inchada para diminuir as injustiças, como o próprio PELÉ admitiu.

MÁRIO CALIXTO FILHO, suplente do senador AMIR LANDO, foi preso hoje. Ele foi condenado por peculato a 11 anos de reclusão.

A Polícia Rodoviária prendeu hoje, na VIA DUTRA, com uma carreta cheia de minério, o ladrão de cargas NILSON DOS SANTOS PEREIRA. O caso foi levado a um DP de JACAREÍ, mas a autuação deveria ser feita em outro distrito. Como nenhum policial civil sabia dirigir o caminhão, o próprio PEREIRA, escoltado por um carcereiro, o conduziu. Numa ponte sobre o Rio PARAÍBA, ele resolveu tentar fugir e jogou a carreta na água. PEREIRA sumiu, o carcereiro ficou ferido e um “carona” morreu.

KELLY KEY e o angolano MICO FREITAS se casaram nesta noite, na Igreja da CANDELÁRIA, no RIO. De véu, grinalda e um generoso decote, a ex-senhora LATINO encheu o novo marido de beijos antes mesmo da cerimônia. Dezenas de fãs foram à igreja para desejar felicidades à cantora.

O delegado de JACAREÍ, FERNANDO DE ALMEIDA, de 26 anos, foi achado morto, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, por volta das 5 horas, com dois tiros na cabeça. A polícia diz que a hipótese provável é a de suicídio.
Pelas informações de um frentista de posto de gasolina, que conhecia o delegado, ele estava mostrando sua arma, uma TAURUS calibre ponto 40 e automática, quando acabou disparando acidentalmente contra si mesmo. O tiro teria atingido o queixo, atravessado a mandíbula e os dentes e parado no céu da boca. Sangrando muito, o delegado ainda se lavou no posto, pediu algo para estancar o sangue e seguiu, dirigindo, ao hospital mais próximo. De acordo com o delegado RUBERGIL VIOLANTE, um motoqueiro que também estava no posto acompanhou ALMEIDA e chegou a ver quando ele perdeu o controle do carro e acabou batendo contra um muro, localizado em frente a um cemitério. O delegado foi encontrado fora do carro, já morto, com dois tiros – ambos deflagrados por sua própria arma.

O busto de bronze em homenagem a PÉROLA BYINGTON – que foi referência na defesa dos direitos da criança e da mulher no BRASIL - foi roubado do pedestal, que fica na praça que também leva seu nome, localizada no centro da cidade de SÃO PAULO. O busto estava no local há 29 anos. MARIA ELISA BOTELHO BYINGTON, neta de PÉROLA (falecida em 1963), foi quem sentiu falta da peça. Ela acredita que o roubo tenha ocorrido durante as obras de recuperação da praça, em novembro de 2003. A Subprefeitura da SÉ, responsável pela reforma, afirmou que uma nova peça poderá ser feita, mas para isso é necessário patrocínio. O material para construir um busto igual ao que desapareceu custaria cerca de um mil reais.

FALECEU o engenheiro JOSÉ CELESTINO BOURROUL, Irmão Mesário e Mordomo do Patrimônio Imobiliário da CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO, conselheiro curador da FUNDAÇÃO ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO, sócio do INSTITUTO HISTÓRICO DE SÃO PAULO. O corpo está sendo velado no SALÃO NOBRE DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO. O enterro será amanhã, às 10 horas, para o Cemitério da CONSOLAÇÃO.
JOSÉ CELESTINO BOURROUL possuía o mais rico acervo da revolução constitucionalista de 32, com mais de quatro mil itens.
 
O subdiretor da penitenciária BANGU 1, WÁGNER VASCONCELOS DA ROCHA, de 37 anos, foi assassinado hoje pela manhã, em SÃO JOÃO DO MERITI, na BAIXADA FLUMINENSE. É o quarto dirigente de presídio vítima de emboscada desde setembro de 2000. ROCHA já havia sofrido um atentado em janeiro e pedira proteção especial ao Estado, mas, segundo colegas, não foi atendido. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que a solicitação não chegou ao secretário ASTÉRIO PEREIRA DOS SANTOS. ROCHA foi executado quando passava com seu CORSA pela Estrada SÃO JOÃO CAXIAS, no bairro PARQUE ARARUAMA, onde morava. Ia para o trabalho, em BANGU –havia voltado de férias na quarta-feira, dia 3 de março. Foi interceptado por um carro e uma moto por volta das 8 horas. O homem na garupa da moto disparou. O subdiretor foi ferido nas costas e no braço esquerdo. Socorrido pela PM, que patrulhava a área, foi levado para o Hospital de DUQUE DE CAXIAS, mas morreu pouco depois.

O governo brasileiro anunciou hoje que vai enviar 1.100 soldados para o HAITI daqui a três meses, como parte da força de paz aprovada no último domingo, dia 29 de fevereiro, pelo Conselho de Segurança da ONU. A decisão brasileira foi tomada no momento em que tropas americanas, francesas e canadenses tentam restabelecer a ordem no HAITI, país assolado, no último mês por conflito armado que provocou a renúncia do presidente JEAN-BERTRAND ARISTIDE –agora exilado a República CENTRO-AFRICANA. O presidente francês JACQUES CHIRAC, disse que o BRASIL deveria liderar a missão de paz no País.
  
Assisto UM SÓ CORAÇÃO. YOLANDA PENTEADO é colocada em liberdade no RIO. Antes de deixar a prisão, ela visita o xadrez onde se encontra ASSIS CHATEAUBRIAND. A revolução encontra-se em seus estertores. Mostra o desespero dos combatentes que se vêm sem munições e acuados pelas tropas nitidamente superiores da ditadura. BERNARDO, filho do falecido coronel TOTONHO, adquire a maleita, e vai ser socorrido por uma enfermeira, nissei, que já tinha tratado seu irmão CANDINHO, e de quem ficara apaixonada. Discursos inflamados de CÉSAR LADEIRA, GUILHERME DE ALMEIDA, MENOTTI DEL PICCHIA não resolveram a disparidade das forças em litígio. Até que o armistício é assinado. Morto JOAQUIM, na trincheira, ANA se vê novamente assediada por RODOLFO, que encontra o caminho livre. O libanês SAMIR retorna da frente de combate e é recebido amorosamente por MARIA LUIZA. Parece que a esposa de SAMIR está começando a ser reconhecida pela mãe dele. Retornando para SÃO PAULO, YOLANDA PENTEADO vai sofrer duro revés: sua plantação de algodão foi contaminada pela praga. Fica mal nessa minissérie as cenas do bordel de MADAME CLAIR, inclusive freqüentado por senhores da alta sociedade, como é o caso de um coronel que vem de OURINHOS para visitar esse antro.

2 005  :  -   SEXTA-FEIRA
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR foi apresentado ontem ao 9º BPMM. Mas, na verdade, começa a trabalhar hoje. O TENENTE-CORONEL PM IZAUL SEGALLA JÚNIOR teve uma conversa com ele e ficou sabendo do tempo que falta para o JOÃO terminar a sua vida ativa na Corporação, bem como os problemas relacionados com as restrições que tem até 14 de junho do corrente ano, não podendo ser escalado em serviços de rua. Com o memorando número 9BPM/M 159/O1/05 sua documentação seguiu para a 3ª Companhia, situada no Horto Florestal, mas será empregado no batalhão em serviço interno. Sua ficha sanitária e sua ficha de evolução seguiram para o CPA/M-3 com o ofício 9BPM/M-245/01/05. O sub-cmt do 9 º BPMM é a MAJOR Fem PM MARLENE. O Coordenador Operacional é o MAJOR PM SOUZA MELLO. Finalmente está resolvido o problema da transferência do PM JOÃO, deixando sossegada a sua mãe, atormentada com essa movimentação despropositada, face às condições de saúde do filho.

Passo hoje cedo pelo BANESPA, pois devo acertar um empréstimo que globalize todos os que tenho, ficando apenas com um, face os gastos da LUCINDA com o tratamento dos dentes. Hoje ela deverá extrair mais um dente, apesar da fragilidade da boca. Agora ela tem pressa em resolver esse problema. Na rua TABATINGUERA, encontro o CAPITÃO Ref AMÂNCIO. Diz ele que o TENENTE-CORONEL Ref AMORIM, secretário da AORRPM, quer conversar comigo. Trata-se de uma Assembléia Geral marcada na Associação para 10 de março e estaria eu sendo escolhido para presidi-la. Explico que estou impossibilitado de assumir esse compromisso porque deverei estar na reunião dos conselheiros da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na mesma data e na mesma hora. Depois AMÉRICO conversa comigo sobre um período de trabalho de segurança no ETAPA. Aconselho-o a pegar esse serviço, pois o lugar é de futuro. Outros oficiais que estão comigo colaboram com o capitão.
Por volta das 15 horas, encontro o CORONEL PM MENDES na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele me pediu ontem a RETROSPECTIVA 2004 e lhe empresto a VEJA Nº 51, de 22 de dezembro de 2004 e também a ÉPOCA Nº 346, de 3 de janeiro de 2005. Dessas duas revistas ele poderá tirar o material necessário para um trabalho escolar de sua neta DÉBORA. Conversamos sobre a posição do Sr. MARCONDES para a reunião de 10 de março de 2005, que será um marco definitivo entre a transição do velho para o novo estatuto. Ou se consagra de vez o que propugna o novo documento magno da Sociedade, ou então teremos tempos mais negros pela frente. Depois, o MENDES vai para o dentista, no centro da cidade, e eu retorno para GUARULHOS. Durante a viagem de ônibus, tal como já fizera na parte da manhã, leio reportagens da REVISTA “HISTÓRIA VIVA” número 17; A VIDA DE IASSER ARAFAT; OS COLONOS PURITANOS CHEGAM AO MASSACHUSETTS PARA FORJAR UMA NAÇÃO; OS PRIMEIROS CRISTÃOS; DÉSPOTAS E SANGUINÁRIOS, OS ROMANOV ENCONTRAM NA REVOLUÇÃO RUSSA O SEU DESTINO TRÁGICO; NAS MISSÕES GUARANIS, AS PRIMEIRAS MANUFATURAS DA AMÉRICA LATINA e MONÇÕES, O DIFÍCIL CAMINHO PARA CHEGAR ÀS MINAS DE CUIABÁ.

Em casa, LUCINDA conta como foi o seu dia na dentista, quando extraiu mais um dente. O JOÃO retorna do seu primeiro dia no 9º BPMM. Diz ele que depois de explicada toda a sua problemática quanto às restrições médicas, o Comandante determinou que ele passe a ser um leitor do DIÁRIO OFICIAL e BOLETIM GERAL, diariamente, deixando o comandante informado de todas as publicações que interessam a Unidade, bem como transferência para a reserva dos oficiais superiores.

ANNA PAULA REINELT MARQUES, de 24 anos, que recebeu um rim da mãe, deixou hoje à noite o hospital ao lado dos pais. A garota teve alta dois dias antes do previsto. As irmãs da jovem, ANNA MARIA, de 24 anos, e EVA CRISTINA, de 25, aguardam um rim há quatro anos na fila do transplante. A três nasceram com glomérulo esclerose focal – doença rara renal.

A arma usada pelo juiz PEDRO PERCY BARBOSA DE ARAÚJO, de 57 anos, para matar o vigia JOSÉ RENATO COELHO, de 32, foi entregue à Justiça, hoje à tarde. O revólver calibre 38, registrado no nome do acusado, foi solicitado pelo desembargador EDMILSON DA CRUZ.

Um dia depois de confessar ter planejado o seqüestro da própria filha para extorquir dinheiro da família da mulher, o desempregado CARLOS EDUARDO CASTRO DUARTE FILHO, de 34 anos, foi conduzido ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor EVERARDO LUNA, por determinação do juiz da Infância e da Juventude, NIVALDO MULATINHO FILHO. Duas mulheres, acusadas de ajudarem na execução do seqüestro, foram encaminhadas pela Justiça à Colônia Penal Feminina do RECIFE. O grupo estava detido desde terça-feira, dia 1 º de março, na carceragem do Grupo de Operações da Polícia Civil. CARLOS CASTRO planejou e participou da execução do seqüestro da filha de três anos para extorquir duzentos mil reais do sobro, o empresário LUIZ ANTÔNIO BEZERRA. O crime aconteceu em 15 de fevereiro, quando a criança seguia com os pais para a escola, localizada no bairro de BOA VIAGEM, zona sul do RECIFE. A prisão de DUARTE FILHO aconteceu logo após seu primeiro depoimento. Depois de várias contradições, o desempregado confirmou que cometeu o crime para pagar dívidas, já que seria viciado em gastar. Ele já havia usado parte do dinheiro para comprar um som para o carro.

Enquanto esperava para cortar o cabelo, o PM LUCIANO SILVA foi assassinado por dois assaltantes na VILA MORAES, zona sul da Capital. O crime ocorreu dentro de um salão de cabeleireiro na rua DESEMBARGADOR ALVES DE CASTRO, ontem à noite. O PM recebeu um tiro no peito e morreu após ser levado ao hospital. Os bandidos fugiram levando só a pistola calibre 38 do policial.

ACEITA A DENÚNCIA de concussão e formação de quadrilha contra os empresários SÉRGIO GOMES DA SILVA e RONAN MARIA PINTO e o ex-vereador KLINGER DE OLIVEIRA SOUZA, por envolvimento no esquema de corrupção na prefeitura de SANTO ANDRÉ. GOMES DA SILVA já é acusado pelo assassinato do ex-prefeito da cidade, CELSO DANIEL, em janeiro de 2002.

A adolescente de 15 anos cuja família morreu envenenada com arsênico em CAMPINAS, a 100 km da Capital, foi encontrada hoje pela polícia no interior do PARANÁ. Ela estava desaparecida desde 21 de fevereiro, quando fugiu da casa da avó materna, onde estava vivendo desde as mortes dos pais e de sua irmã. A adolescente estava em um hotel na cidade de CASCAVEL. Ela seria levada, ainda nesta noite, para o Conselho Tutelar de CAMPINAS. A polícia aguarda um depoimento que pode comprometer a imagem de HÚDSON DA SILVA CARVALHO. A ex-mulher dele, MARLEI PINTO, de 40 anos, acredita que se falar o que sabe sobre o ex-marido pode ajudar a filha mais nova dele, investigada como uma das suspeitas de ter envenenado ao família. MARLEI afirma que CARVALHO tinha crises violentas de ciúme e chegou até a agredi-la algumas vezes.

Foi posto em liberdade o empresário espanhol CHICO RECAREY, dono de bares e restaurantes no RIO DE JANEIRO. A prisão foi decretada em um processo por sonegação fiscal. “REI DA NOITE” carioca na década de 1980, RECAREY perdeu muitos de seus estabelecimentos nos últimos anos devido a dívidas e disputas judiciais, no RIO DE JANEIRO.

DIÁRIO OFICIAL DE 4 DE MARÇO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM SÉRGIO CARLOS FILHO, do CDP. Nasceu em 30 de maio de 1953. Entrou para a PMESP em 30 de outubro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2000.
 
LIBERTADA da prisão a apresentadora de TV americana MARTHA STEWART, de 63 anos, condenada por fraude na venda de ações, depois de cumprir cinco meses da sentença. Ela ficará agora em prisão domiciliar em ALDERSON, no estado americano de VIRGÍNIA OCIDENTAL.

Libertada hoje, um mês depois de ter sido seqüestrada na capital iraquiana, a jornalista italiana GIULIANA SGRENA mal teve tempo de comemorar: foi baleada por forças americanas quando seguia de carro para o aeroporto de BAGDÁ. O agente secreto italiano NICOLA CALIPARI, que negociou sua libertação e a acompanhava, foi morto na ação não esclarecida, que pôs os EUA em situação delicada. Outros dois agentes ficaram feridos. Na ITÁLIA, as manifestações de alegria e alívio – inclusive do PAPA JOÃO PAULO II – com a libertação da jornalista deram lugar a apreensão e revolta dos italianos. O primeiro-ministro SÍLVIO BERLUSCONI pediu imediatamente explicações aos EUA, convocando o embaixador americano, e disse que alguém deve ser responsabilizado pelos disparos. Os tiros foram disparados de um posto de controle americano numa estrada que leva ao aeroporto de BAGDÁ e CALIPARI foi morto quando protegia a jornalista das balas. Ferida no ombro, GIULIANA foi levada para um hospital em BAGDÁ junto com dois agentes feridos.
     
No capítulo de hoje de “SENHORA DO DESTINO” ISABEL (CAROLINA DIECKMANN) começa a ter contrações e é levada para a maternidade. Um dia antes, a novela bateu mais um recorde: marcou 63 pontos de audiência. Amanhã, NAZARÉ rouba o uniforme de uma enfermeira e entra na sala do parto. ISABEL a reconhece, mas, com tontura, não consegue gritar. Enquanto os médicos acodem ISABEL, NAZARÉ sai da sala com o bebê.

SAMMY é o novo anjo do BBB5. Com isso, a chance de acontecer um paredão entre JEAN e PINK – não tão unidos ultimamente – diminui, pois SAMMY disse que pretende dar a imunidade à PINK. A líder KARLA já manifestou suas intenções: quer mandar GARZIELLI para o paredão. Muita gente acha que KARLA quer eliminá-la para poder ficar com ALAN, atual caso da miss.

2 006   :   -    SÁBADO
Hoje, o CADERNO DE AUTOMÓVEIS do jornal “DIÁRIO DE SÃO PAULO” chega à sua edição de número 1.000, em mais de 16 anos de existência – no segundo semestre completará 17 anos de circulação no mercado. A publicação surgiu, na forma de suplemento, em 22 de julho de 1989, ainda impressa em preto e branco e no formato standart – as dimensões do jornal diário. Com periodicidade semanal, chegava às bancas só aos sábados. Em meados de 1991, AUTOMÓVEIS passou a ser rodado no formato tablóide – menor e mais fácil de manusear. A edição colorida estreou em 1996. A partir de setembro de 2001, o suplemento de O DIÁRIO DE SÃO PAULO passou a ser publicado duas vezes por semana, às quartas-feiras e sábados – freqüência que é mantida até os dias de hoje. Em agosto de 2004, o DIÁRIO inovou com o lançamento do CADERNO DE MOTOS, que também circula aos sábados. No ano passado, no mesmo mês, estreou o CADERNO DE CAMINHÕES, ÔNIBUS E UTILITÁRIOS, que vai às bancas nas quintas-feiras. Com eles, AUTOMÓVEIS passou a ser o único suplemento semanal especializado em duas rodas e em veículos comerciais entre os grandes jornais do Estado. E desde agosto do ano passado, o DIÁRIO passou a publicar mensalmente o GUIA DO TAXISTA, com informações úteis para profissionais da categoria. Essa completa linha de produtos faz do CADERNO DE AUTOMÓVEIS o único suplemento do país com cinco publicações semanais (uma delas dominical) e uma mensal, todas elas especializadas em veículos automotores.

Muito calor neste sábado. LUCINDA queixa-se de dores nas pernas. Apesar disso ela não pára as suas atividades em casa. Cuida também da reforma da casa que compramos em 19 de janeiro, muito embora os pedreiros não tenham comparecido para o trabalho no sábado. A MARLENE continua com suas atividades no RANCHO DOS VIOLEIROS. O CABO JOÃO GOMES ajuda a irmã, comprando e instalando um ventilador no local.               

Pela internet, vejo no DIÁRIO OFICIAL deste sábado a publicação da passagem para a reserva do Comandante do 1º BPMM, TENENTE-CORONEL PM VANDERLEY DE MELLO. Nasceu em 8 de julho de 1949. Entrou para a então  FORÇA PÚBLICA em 7 de novembro de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2001.
O DO também publica as transferências do MAJOR DENTISTA RUI BERINGHS MARTINELLI e do MAJOR QAOPM ADÃO DONIZETE PANINI. O RUI nasceu no dia 8 de dezembro de 1947. Entrou para a PMESP como 2º Tenente Estagiário dentista em 28 de dezembro de 1979. Foi promovido a 1º Tenente Dentista em 25 de agosto de 1980. Sua promoção a Capitão se deu em 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Já o MAJOR ADÃO nasceu em 26 de abril de 1956. Entrou para a PMESP em 3 de dezembro de 1975. Foi promovido a 2º Tenente do quadro de oficiais auxiliares da Administração no dia 9 de dezembro de 1988.  

Depois do Jornal Nacional, da GLOBO, começa uma tragédia na família da LUCINDA. Ela recebeu um telefonema de sua sobrinha SILENE dando conta que a irmã, SILVANA, tomou um copo de chumbinho com leite, nesta tarde, tresloucada pela notícia de que fora demitida do serviço. Dirigindo o seu carro, saiu de ARUJÁ, sem destino. A polícia foi cientificada e estão sendo feitas buscas nas estradas, nos hospitais e em todos os lugares para onde a SILVANA possa ter ido. Nem o cemitério onde está enterrado o EDUARDO, falecido há anos, foi esquecido. SILVANA adorava o marido, que foi vítima de câncer. Entro em contato com a PM de ARUJÁ, sendo atendido pela P Fem PM SANDRA, que está cuidando do caso. Converso, via fone, com AIRTON, esposo da SIMONE (também irmã da SILVANA), com a própria SIMONE, que conta detalhes do ato cometido pela irmã. E as horas vão passando até que, por volta das 22:40 horas, recebo um telefonema da P Fem PM SANDRA dando-me ciência que o carro foi encontrado na estrada vicinal de PIRITUBA e, no seu interior, o cadáver de SILVANA. Não é fácil para a LUCINDA avisar a SILENE dessa notícia trágica. Também é com dificuldade que transmito o encontro do cadáver para a sua irmã SIMONE. A polícia está preservando o local até a chegada do perito. Somente depois disso é que o corpo será removido para o IML.
LUCINDA conversa comigo sobre essa tragédia e não sabe em que condições sua irmã MARIA irá receber a notícia da morte da filha. SILVANA tinha uma conduta neurótica. Não parava em serviço algum, sempre querendo ser perfecionista. Viúva do EDUARDO, deixa dois filhos. O mais velho tem 18 anos.    
AIRTON, esposo da SIMONE, em companhia de um colega, vão para o local onde se encontra o carro, enfrentando lama e chuva. O caminho tomado pela SILVANA foi mesmo de se isolar de todos para então tomar o veneno, na certeza de que ninguém iria surgir para impedir esse gesto supremo.
LUCINDA fica acordada até altas horas da madrugada. MARLENE, assim que chega do RANCHO DOS VIOLEIROS, toma conhecimento da tragédia e avisa suas tias ESMERALDA e MARGARIDA. O corpo está sendo levado para o IML de GUARULHOS. Termina a noite de 4 de março com muita tensão para os familiares da suicida.

Cerca de 100 pessoas prestigiou hoje um evento que lembrou os dez anos da morte dos integrantes da banda MAMONAS ASSASSINAS, no cemitério PARQUE JARDIM DAS PRIMAVERAS, em GUARULHOS. Até uma BRASÍLIA AMARELA – citada numa das músicas do grupo – foi levada. A irmã do tecladista JÚLIO RASEC, PAULA BARBOSA, 29 anos, não conteve as lágrimas. “É gratificante ver que outras pessoas também sentem falta do meu irmão. Sei que não sinto tudo isso sozinha”, disse. “Esse encontro é uma maneira de reconfortar. Não que isso vá tirar a dor que sentimos, mas é bom ver as pessoas lembrando e cantando”, afirmou o pai do vocalista DINHO, HILDEBRANDO ALVES, 58 anos. Mesmo triste com a tragédia, a família do coveiro EDVALDO JOSÉ DE SOUZA, 43 anos, também tinha motivo para se alegrar. Foi graças à morte dos MAMONAS que SOUZA conheceu a feirante ALEXSANDRA LIMA DOS SANTOS, 25 anos, com quem acabou se casando, há nove anos. “Eu era muito fã do grupo e sempre vinha aqui visitar o túmulo. Foi quando conheci EDVALDO”, diz ALEXSANDRA. Os dois têm duas filhas: NATÁLIA, 7, e EDVÂNIA, 3. “Os MAMONAS são responsáveis por tudo o que tenho”, diz a feirante. O evento contou com uma missa e um show da banda cover ELOS PERDIDO.

Parte do forro de gesso do teto do CINEMARK do SHOPPING METRÔ SANTA CRUZ desabou por volta das 18:30 horas por causa da chuva que deixou a capital paulista em estado de atenção, com pelo menos 11 pontos de alagamento. De acordo com o shopping, não houve feridos. A chuva também deixou ruas da região sul da cidade sem energia elétrica, sobretudo na VILA MARIANA e no IPIRANGA. Às 19 horas, a cidade registrava ainda quatro pontos de alagamento transitáveis.

Foi cordial e amigável o reencontro dos dois tucanos (JOSÉ SERRA e GERALDO ALCKMIN) que disputam nos bastidores a indicação do PSDB para se candidatarem à Presidência, durante cerimônia de ampliação do bilhete único de ônibus e metrô na estação BARRA FUNDA. O prefeito JOSÉ SERRA e o governador GERALDO ALCKMIN fizeram questão de ressaltar o trabalho em conjunto que vêm realizando. SERRA disse que a parceria do bilhete único é a mais importante e a mais simbólica. O prefeito aproveitou a ocasião para criticar o presidente LULA, dizendo que o petista parecia o anti-JUSCELINO KUBITSCHEK (presidente cujo slogan de governo era “50 anos em 5”). “Na verdade, (LULA faz) 5 anos em 50 nessa lentidão”, ironizou SERRA. 


O Comandante da 4ª Região Militar do Exército em MINAS GERAIS, GENERAL LUIZ ALFREDO REIS JEFFE, foi encontrado morto hoje. O corpo estava no seu alojamento, anexo ao seu gabinete, na sede da instituição. Ele foi morto por um tiro. O Comando do Exército não divulgou em que local o general foi atingido e nem os possíveis motivos da morte. Um inquérito policial-militar foi instaurado para apurar se ele foi assassinado ou se suicidou. A segunda hipótese é a mais provável. De acordo com o Exército, o general JEFFE chegou sozinho a 4ª Divisão por volta das 8:40 horas e foi direto para o seu gabinete. Por volta das 11:30 horas um oficial auxiliar do comandante encontrou o corpo. O TENENTE-CORONEL SYLVIO CARDOSO, oficial de Relações Públicas do Exército em MINAS GERAIS, informou que o quartel funciona no sábado em regime de plantão e que ninguém ouviu barulho de tiros. Ele não quis adiantar hipóteses para a morte de JEFFE. O GENERAL JEFFE completou 59 anos na quarta-feira, dia primeiro de março e estava no Exército havia 38 anos. Natural de SANTO ÂNGELO (RS), ele foi nomeado comandante da 4 ª Região Militar em 31 de março de 2005. O oficial era casado, tinha 3 filhos e 5 netos. 

O PM afastado PEDRO JUSTINO PEDROSO SOBRINHO, 43 anos, matou a tiros a operadora de telemarketing SALMA TEODORO DE LIMA, de 36 anos, sua namorada havia cerca de um ano, e os dois filhos dela, ontem à noite, na casa dela, na COHAB JOSÉ BONIFÁCIO. Horas depois, ele se matou, em casa. A filha de SALMA – a estudante ISABELA TEODORO DE SOUZA, de 13 anos, morreu na hora. O filho dela – o estudante VICTOR TEODORO DE SOUZA, de 14 – foi socorrido, mas morreu no hospital, hoje à tarde. O motivo do crime é desconhecido da polícia. Por volta das 123:30 horas de ontem, um vizinho escutou disparos vindos do apartamento de SALMA. Por uma janela, ele viu um homem trancando a porta da residência e saindo com um capacete. O vizinho telefonou para a casa de SALMA, mas ninguém atendeu. Ele foi ao apartamento dela e arrombou a porta. Viu então uma cena de terror: SALMA caída na porta do quarto da filha, ISABELA sobre a própria cama e VICTOR na sala, atrás de uma estante, baleado e agonizando de dor. O vizinho acionou a PM. Quando os policiais chegaram, mãe e filha já estavam mortas.  VICTOR foi encaminhado à Casa de Saúde SANTA MARCELINA, onde acabou morrendo. Os PMs foram à casa de PEDROSO SOBRINHO, num prédio a poucos quarteirões do endereço de SALMA. Cercado pela polícia, ele cometeu suicídio se enforcando pendurado no ventilador do teto da sala. Ao lado dele estava a arma usada nos crimes – uma pistola 380 – e uma mala com roupas e objetos pessoais. A polícia suspeita que ele ia fugir. O PM estava afastado do serviço desde 1992, devido a problemas psiquiátricos e era considerado agressivo.

O caseiro JOSSIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS foi condenado pelo assassinato do casal americano STAHELI, morto na própria casa em 2003, no RIO DE JANEIRO. JOSSIEL, que confessou o crime, poderá recorrer da pena de 25 anos de prisão. Pela 29ª Vara Criminal do RIO.

RAFAEL NADAL conseguiu o que parecia impossível. Quebrou o domínio de ROGER FEDERER e impediu que o suíço conquistasse o tetracampeonato do ATP TOUR DE DOHA, nos EMIRADOS ÁRABES. O jovem espanhol acaba com a invencibilidade do número 1 na atual temporada e põe fim a uma série de 56 vitórias consecutivas em quadras duras no tenista suíço.  No feminino, a russa NÁDIA PETROVA impediu que AMELIE MAURESMO roubasse a liderança da belga KIM CLIJSTERS, ao vencê-la no final em DOHA.

Sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas neste sábado na queda de um obus sobre um microônibus perto de um mercado no sudeste de BAGDÁ, onde outro atentado deixou dois mortos e oito feridos. Um obus de morteiro caiu sobre o microônibus que estava parado no fim de uma linha de ônibus pela manhã, deixando um saldo de sete mortos e 20 feridos. A explosão ocorreu em frente a um mercado na ponte de DIYALA, perto do bairro de ZAAFARINIYA. Esses ataques aconteceram no dia em que o presidente iraquiano, JALAL TALABANI, afirmou que seu governo irá emitir um decreto para convocar o Parlamento e ao mesmo tempo em que foi suspensa a proibição de circulação de veículos que reduziu a onda de violência. As ruas de BAGDÁ estiveram relativamente calmas hoje.

Pelo menos 46 militantes islâmicos morreram neste sábado durante enfrentamentos com o Exército paquistanês em uma região tribal fronteiriça com o AFEGANISTÃO. Os militantes queriam vingar a morte de cerca de 40 colegas em um ataque no último dia primeiro.

2 007    :     -     DOMINGO
Muito calor neste domingo. Intensa atividade intelectual. Leio quatro jornais pela manhã. Separo as notícias que acho que devam ser inseridas em minhas memórias. Depois, no computador, digitalizo os primeiros dias de março. Faço a impressão dos dias da semana passada.

Com um show de bola do atacante EDMUNDO, o PALMEIRAS derrotou o CORINTHIANS por 3 a 0, no MORUMBI,e praticamente acabou com as chances de o arqui-rival conseguir uma vaga nas semifinais do PAULISTÃO. O ANIMAL marcou dois gols e ainda deu o passe para OSMAR anotar o outro. Com mais esta derrota, o técnico LEÃO ficou na corda bamba no TIMÃO.
O atacante RODRIGO TIUÍ foi o destaque do SANTOS na difícil vitória por 2 a 1 contra o PAULISTA, na VILA BELMIRO. Além de marcar o segundo gol, TIUÍ deu o passe para MARCOS AURÉLIO fazer o primeiro. Com o resultado, o PEIXE continua firme na liderança do PAULISTÃO, que havia perdido provisoriamente para o SÃO PAULO ontem. Outros resultados: BRAGANTINO 2 x NOROESTE 1; AMÉRICA 1 x GUARATINGUETÁ 1; SÃO BENTO 1 x MARÍLIA 6; RIO BRANCO 0 x BARUERI 0; SERTÃOZINHO 0 x RIO CLARO 0; PONTE PRETA 3 x SANTO ANDRÉ 1.

Internos da unidade de ARARAQUARA da FUNDAÇÃO CASA (antiga FEBEM) ameaçam funcionários durante rebelião iniciada por causa de uma briga. O motim durou mais de 15 horas: das 21:30 horas de sábado até 13 horas do domingo. Os jovens fizeram três funcionários e dois internos reféns e depredaram as instalações. A TROPA DE CHOQUE da PM teve que invadir o prédio para encerrar o conflito. Não houve feridos.

Uma estrutura metálica do palco do CLUBE ESPÉRIA, em SANTANA, caiu sobre o público quando estava sendo desmontada. O acidente aconteceu antes do fim da festa, na madrugada. Havia cerca de 1,8 mil pessoas no local e 11 se feriram. O clube diz que a responsabilidade é da empresa organizadora do evento.

Em entrevista ao FANTÁSTICO, a estudante PRISCILA APRÍGIO DA SILVA, de 13 anos, afirmou que não sente as pernas, mas não quer perdê-las. PRISCILA diz que tenta levar a vida, mas pede ajuda para se reabilitar. “Vou precisar do apoio de todos para fazer fisioterapia e retornar à escola. Minha família não tem condições de arcar com as despesas”.
Aluna da oitava série em uma escola na periferia de EMBU, ela sonha ser enfermeira como o irmão LEANDRO APRÍGIO DA SILVA, de 27 anos, que se formou no ano passado. Para custear os estudos na Universidade Adventista, LEANDRO trabalhava no colégio anexo à faculdade, da meia-noite às 6 horas. O pai, ISAIAS DA SILVA, de 40 anos, diz que a prioridade da família é o futuro dos filhos. “A PRISCILA vai estudar, nem que para isso a gente tenha de passar fome, frio e sede”, promete.
A estudante contra que quando viu o tiroteio no banco jogou-se no chão. “Quando cai, não senti nada, mas vi muito sangue. Aí liguei para minha mãe”. Segundo ela, um policial que a socorreu tentou confortá-la. “Ele me falou que queria morrer junto comigo”.

Pela terceira vez consecutiva, o paulista DIEGO é indicado com a maioria de votos dos participantes do “BIG BROTHER BRASIL 7” – ALBERTO, AÍRTON, ANALY e CAROL – para disputar o paredão. Dessa vez, ele concorre à permanência na Casa com sua amiga FLÁVIA. A dançarina foi indicada pela líder BRUNA, que justificou seu voto pelo fato de FLÁVIA ter se afastado dela desde quando seu namorado FERNANDO LUIZ foi eliminado do programa, aliando-se a DIEGO e FANI.
Antes de anunciar os emparedados, o apresentador PEDRO BIAL declarou que o paredão formado por FLÁVIA e DIEGO é o de número 80 de todas as edições do “BIG BROTHER BRASIL”.

Morreu hoje, em SALVADOR, a estudante DEISE RAMOS SANTOS, de 21 anos, baleada na noite de segunda-feira de Carnaval quando brincava com uma irmã e amigos no circuito BARRA-ONDINA. DEISE, que foi atingida por dois tiros no pescoço, estava perto de JOMÁRIO BARBOSA CRUZ, de 24 anos, assassinado com dois tiros na cabeça por EDNALDO MACHADO, de 18 anos. Com a morte de DEISE, sobe para quatro o número de assassinatos no Carnaval baiano. De acordo com os médicos, seu quadro permaneceu crítico nos 12 dias em que ela esteve internada. Caso tivesse sobrevivido, a estudante ficaria paraplégica. 

A casa do deputado JOÃO PAULO CUNHA, ex-presidente da Câmara, foi furtada neste domingo, em OSASCO. Bandidos arrombaram o portão principal e entraram na residência pela porta dos fundos. O deputado, a mulher e a filha não estavam e casa, pois CUNHA vem passando maior parte do tempo na residência parlamentar de BRASÍLIA.
Os ladrões roubaram um home theater, um aparelho de DVD, um karaoquê, um note-book, dois aparelhos de celular e até um aparelho de conexão da TVA. O deputado disse não acreditar que o crime tenha sido premeditado e espera que não tenha envolvimento político no caso. 

Uma emboscada do TALEBAN contra um comboio militar dos EUA nos arredores da Província de JALALABAD, no AFEGANISTÃO, provocou a morte de 16 civis e deixou cerca de 30 pessoas feridas. O Exército americano alega que as tropas apenas reagiram ao ataque, iniciado com a explosão de um microônibus suicida, mas não esclarece como os civis foram atingidos. Autoridades locai, no entanto, afirmam que, assustados, os soldados atiraram indiscriminadamente, matando os civis.

Um dos combates mais sangrentos dos últimos meses entre as FARC e o Exército da COLÔMBIA causou hoje a morte de 11 militantes e 7 soldados. O confronto aconteceu na região florestal de PORTO RICO, segundo um chefe militar. O conflito teve início ontem, nas imediações de um povoado do departamento de META, a 330 km de BOGOTÁ. Com base nos rastros de sangue, o Exército estima que mais membros das FARC podem ter morrido, além dos onze encontrados.  

Internada no Hospital KING EDWARD VII, em LONDRES, CAMILA PARKER-BOWLES, 59 anos, mulher do PRÍNCIPE CHARLES, para uma cirurgia de retirada do útero, neste domingo. Apesar de a família real britânica negar, a imprensa tem dado como certo que está com câncer.

2 008     :     -       TERÇA-FEIRA
Definitivamente ter um milhão de reais na conta bancária não é brincadeira, nem uma feliz realidade para todos os mortais. E para conseguir este saldo generoso é compreensível que os participantes do “BIG BROTHER BRASIL 8” adotem estratégias peculiares para vencer o programa. “Ali dentro não é joguinho de criança, tem que saber se comportar direitinho”, afirma o vencedor do BBB5, o professor JEAN WYLLYS, que já avisa: “Os limites têm que ser éticos. O que define o ganhador é a conduta moral e o carisma, portanto nem sempre fazer armações e cálculos dá certo ali dentro”.
Sem possuir um vilão assumido, embora MARCELO venha se esforçando nas últimas semanas, esta edição do reality show chama a atenção do público por seus concorrentes tentarem se encaixar, a todo custo, numa imagem que lhes garanta fama de bonzinhos. Depois de oito programas, os brothers já estão escolados do que pega bem ou mal do lado de fora e tentam, a todo custo, não se queimar junto ao público.
Antes, MARCELO fazia a linha intelectual, mas depois de levar quatro votos e quase ir para o paredão, o psiquiatra soltou o verbo. Desde então ele não parou mais de falar o que pensa das pessoas. Sua última vítima foi RAFINHA, no domingo.
RAFINHA tem sotaque do interior e vive alardeando que entrega verduras. O tatuado com pinta de emo não chora que nem os roqueiros, mas é um adolescente igual a eles. Raramente lava pratos e vive reclamando dos outros na Casa.
THATIANA abre o berreiro por qualquer coisa, mas agüenta as provas de resistência sem reclamar e adora provocar uma briga.
Hiperativo, MARCOS usa seu carisma para conquistar o público. Só perdeu o bom humor quando correu o risco de ir para o paredão.
Se na EUROPA GYSELE mantinha os cabelos escuros e num corte moderno, agora usa um visual brejeiro. Tudo para parecer recatada.
A gauchinha NATÁLIA namorava FERNANDO, mas não desgrudava de RAFINHA e MARCOS. Nas festas ela enche a cara e solta a língua.
JULIANA é a santinha sedutora. Tem como estratégia seduzir os bonitões da Casa para garantir a sua permanência. O alvo de JULIANA agora é RAFINHA.
Hoje, num novo paredão, mais um deles deixará a Casa. JULIANA, MARCELO e GYSELLE estão na berlinda. 

Levanto cedo. Aproveito o tempo para limpar a estante que ainda está “inteira” e que receberá de volta os livros que tirei no sábado. Mas não tenho muito tempo para isso. A rotina de ler os jornais e trabalhar no computador prevalece. Enquanto isso os pedreiros continuam a reforma da laje. MARLENE ajuda na compra no depósito, pois o material não foi suficiente para a conclusão da laje. 
Enfrentando alta temperatura e sempre procurando andar pela sombra, face recomendação médica, vou embarcar numa van lotada. Na Sociedade, corrigimos alguns erros na Certidão que está sendo feita para dona PALMIRA LEME ROCHA, viúva do ex-combatente de 1932, JOSÉ DIAS ROCHA, a pedido do procurador dela, doutor ROBERTO MAGNO LEITE PEREIRA. O presidente GINO STRUFFALDI está presente para assinar essa certidão. Ele vem vindo da Câmara Municipal, onde foi entrevistado pelo vereador TONINHO PAIVA. Diz o GINO que esse vereador quer enaltecer o feito da EPOPÉIA DE 32 por ocasião da semana constitucionalista municipal, no período de 2 a 9 de julho de 2008. Não temos contato hoje com o CORONEL MENDES. A funcionária MARINEI traz ao meu conhecimento alguns pontos referentes ao balanço contábil de 2007 que não batem: o tesoureiro, na época, permitia que cheques da Sociedade fossem depositados na conta da LILIAN, para pagamentos diversos. Isso não está especificado e fica no ar para quem esses pagamentos foram feitos. O Conselho Fiscal encontrará dificuldades para “fechar” as contas do ano passado. Outro assunto banal, mas que irrita, é a confecção de currículos por parte do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA, com nomes errados. Foram feitos os diplomas da Medalha Constitucionalista para três personalidades que reclamaram que seus nomes não estavam corretos. É feito um oficio para a 5ª EM/PM, pedindo para que se façam novos diplomas.
Saio do MMDC depois das 17 horas, procurando fugir das agruras do sol. Essa minha situação não é boa. O médico me atemorizou com o retorno do carcinoma basal e agora fico me resguardando com o temor dessa ameaça. Em casa, vejo o trabalho dos pedreiros que estão consertando a laje de entrada de minha biblioteca.
O JOÃO mostra o trabalho que executou na minha HEMEROTECA, onde colocou um móvel na parede depois de recuperá-lo. Esse móvel, com gavetas, foi retirado da biblioteca por estar úmido e transportado para a casa onde estão os jornais de 2000 em diante.
Telefona-me o JOSÉ D´AMICO. Quer entregar algumas plaquetas referentes à inauguração de uma placa na Câmara Municipal, com dizeres de PAULO BOMFIM, sobre o Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 32. Essa entrega seria, a princípio, na Associação Comercial. Oriento o D´AMICO em levar essa sua idéia para o coordenador da Comissão Cívica e Cultural, FRANCISCO GIANNOCCARO.  

Um golaço do colombiano MOLINA deixou o SANTOS próximo das oitavas-de-final da Taça LIBERTADORES DA AMÉRICA. Isso porque o PEIXE venceu o CHIVAS GUADALAJARA por 1 a 0, hoje, na VILA BELMIRO. Com os três pontos, os santistas assumiram a liderança do Grupo 6, com quatro. Em segundo lugar estão os mexicanos, que seguem com três.
O CRUZEIRO não decepcionou os quase 40 mil torcedores que foram hoje ao MINEIRÃO e passou por cima do CARACAS, da VENEZUELA, por 3 a 0. De quebra, o time celeste foi a sete pontos e tomou dos visitantes, que têm seis, a ponta do Grupo 1 da Taça LIBERTADORES.

Grávida de seis meses, CAMILA PITANGA descarta a cesariana e planeja ter a primogênita MARIA ANTÔNIA de parto normal. Ela exibia, hoje, a barriguinha de seis meses durante uma ida ao posto da Polícia Federal, no bairro do LEBLON, no RIO. Como queria viajar antes do nascimento da filha, CAMILA resolveu colocar toda a documentação em dia. No entanto, a idéia de passar uns dias no Exterior não está mais nos planos imediatos da atriz. O ator ANTÔNIO PITANGA, pais de CAMILA, contou que a filha está totalmente envolvida com a decoração do quarto da menina. O nascimento de MARIA ANTÔNIA está previsto para acontecer entre os últimos dias de maio e a primeira semana de junho.

Depois de JULIANA deixar o “BBB8” com 50% dos votos dos telespectadores, MARCELO está livre para continuar a apimentar o programa. O psiquiatra teve 47% e GYSELLE apenas 3%. Com isso, a piauiense reafirma ser uma das favoritas do público.

Um casal de empresários foi assassinado dentro de um FORD ECOSPORT preto na região de PEDREIRA, zona sul de SÃO PAULO, ontem à noite. Donos de uma auto-escola, MARCELO GONÇALVES COIMBRA, de 35 anos, e a mulher LILIAN RODRIGUES GONÇALVES COIMBRA, de 33, morreram no local com vários tiros pelo corpo. Dois criminosos foram vistos deixando o veículo das vítimas. Como nada foi roubado do casal, a Polícia Civil trabalha inicialmente com a hipótese de execução para esclarecer a autoria do crime.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados que apura a realidade do sistema carcerário brasileiro vai solicitar a presença do advogado MARCELO CAVALCANTI DE OLIVEIRA para audiência pública. O requerimento foi feito pelo deputado federal ARNALDO FARIA DE SÁ, por acreditar que o advogado tem informações importantes para as investigações. OLIVEIRA é acusado pela polícia de SÃO PAULO de vender celulares na cadeia. A polícia pediu a prisão do advogado por entender que ele tem colaborado com o crime organizado, vendendo celulares dentro da Penitenciária ADRIANO MARREY, em GUARULHOS. 

Há meses, ele estava licenciado para se tratar do enfisema pulmonar que o consumia. Nesta terça-feira, à tarde, morreu o professor PLÁCIDO DE CAMPOS JÚNIOR, aos 63 anos (ia completar 64 em agosto). Natural de ANÁPOLIS, em GOIÁS, PLÁCIDO DE CAMPOS JÚNIOR lecionou na FAAP e também foi coordenador do núcleo de cinema e vídeo do Centro Cultural São Paulo, colaborando na realização dos ciclos de filmes que atraem multidões às salas do Centro Cultural da Rua VERGUEIRO. Ele próprio realizou curtas como “VICTOR BRECHERET”, sobre o escultor modernista. O professor e cineasta será cremado amanhã pela manhã no Cemitério de VILA ALPINA.

O Museu do Escritor foi inaugurado no MÉXICO e, apesar de reunir mais de 800 primeiras edições de autores do calibre de GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ, JUAN RULFO, RAFAEL ALBERTI e EDGAR ALLAN POE, necessita de espaço e fundos suficientes. O ambicioso museu é projeto da fundação coordenada pelo romancista mexicano RENÉ AVILÉS, mas que dispõe apenas de 20 metros quadrados – uma pequena sala e uma parede – para expor todo o seu material. Mais de 400 primeiras edições autografadas por seus autores, mais 500 sem assinaturas, cerca de 250 cartas, gravuras, quadros e fotografias originais de distintas personalidades também integram o acervo.

Apesar dos pedidos de calma e diálogo feitos pela comunidade internacional, os governos de COLÔMBIA, EQUADOR e VENEZUELA partiram para duras ofensivas hoje, demonstrando que pretendem acirrar ainda mais a crise provocada pela ação militar colombiana de sábado contra as FARC em território equatoriano.
O governo de CARACAS fechou suas fronteiras com a vizinha COLÔMBIA, sua principal parceira comercial no continente, e mobilizou mais tropas para o que chamou de “eventual necessidade de defesa”. O EQUADOR, que na segunda-feira, dia 3, rompeu relações diplomáticas com BOGOTÁ, ameaça agora cancelar todos os acordos comerciais e proibir empresas equatorianas de fazer negócios com a COLÔMBIA.
O governo colombiano, por sua vez, anunciou que vai denunciar o presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, no Tribunal Penal Internacional (TPI) por “patrocínio e financiamento de genocidas”.
O fechamento da fronteira entre VENEZUELA e COLÔMBIA é a primeira grande medida de impacto econômico resultante da crise entre os três países. O intercâmbio comercial entre venezuelanos e colombianos chega a 6 bilhões de dólares por ano e 30% dos produtos consumidos na VENEZUELA são produzidos na COLÔMBIA.
A medida, segundo especialistas, trará grandes prejuízos para empresas colombianas e pode fazer com que a crise de abastecimento na VENEZUELA, que se agravou em 2007, tome proporções dramáticas.
No EQUADOR, o clima também é de hostilidades crescente em relação ao colombiano ÁLVARO URIBE. O presidente equatoriano, RAFAEL CORREA, iniciou uma viagem pelas AMÉRICA DO SUL e CENTRAL em busca de apoio para a posição do país e ordenou que seu corpo diplomático busque meios de punição da COLÔMBIA em entidades intergovernamentais. Amanhã, ele se encontra com o presidente LULA para discutir a crise.
No primeiro confronto diplomático internacional desde o início da crise no norte da AMÉRICA DO SUL, o governo do EQUADOR pediu hoje que a OEA condene oficialmente a COLÔMBIA pela incursão militar que matou um dos principais dirigentes das FARC em território equatoriano.

As FARC anunciaram hoje que JOAQUÍN GÓMEZ, um engenheiro educado na ex-União Soviética, de 60 anos, substituirá RAÚL REYES no secretariado, a cúpula do grupo guerrilheiro. GÓMEZ, cujo nome verdadeiro é MILTON DE JESÚS TONCEL, é o atual comandante do chamado BLOCO SUL DAS FARC, que atua nos departamentos colombianos na fronteira com o EQUADOR e o PERU.
Ele era um dos homens mais próximos de REYES. Os dois integraram o grupo de negociadores no fracassado diálogo de paz com o governo ANDRÉS PASTRANA (1998-2002). GÓMEZ foi encarregado de ler a mensagem que o comandante das FARC, MANUEL MARULANDA, preparou para a cerimônia de abertura desse diálogo, em janeiro de 1999, quando o líder guerrilheiro recusou-se a participar do ato público com PASTRANA, alegando razões de segurança.

Ex-prisioneiro de guerra, condecorado por bravura no combate do VIETNÃ, o senador republicano pelo ARIZONA, JOHN McCAIN, de 71 anos, venceu as quatro prévias de hoje – em OHIO, TEXAS, RHODE ISLAND e VERMONT – e converteu-se oficialmente no candidato de seu partido para as eleições presidenciais americanas de novembro. Com o triunfo, o senador conquistou mais de 150 delegados, ultrapassando o número mágico de 1.191 representantes necessários para assegurar a indicação do partido.
Já na disputa democrata, muito mais acirrada, a senadora e ex-primeira-dama HILLARY CLINTON mantinha suas chances de obter a nomeação do partido ao vencer seu rival, o também senador BARACK OBAMA, em RHODE ISLAND e sustentar uma folgada liderança em OHIO. OBAMA venceu a prévia em VERMONT. No começo da madrugada, os dois pré-candidatos democratas estavam empatados na disputa no TEXAS, onde as pesquisas apontavam para um triunfo de OBAMA.

NORMAN SMITH, engenheiro de gravação que ajudou os BEATLES a gestarem um dos seus mais importantes discos, RUBBER SOUL, morreu de câncer nesta terça-feira em EAST SUSSEX. Em 1959, empregou-se nos estúdios EMI em ABBEY ROAD, em LONDRES, e ajudou a forjar o som psicodélico que faria a fama daquele período. Por causa de suas roupas, terninhos mais comportados, os BEATLES chegaram a apelidá-lo de “NORMAL”. Em depoimento ao livro RECORDING THE BEATLES, de BRIAN KEHEW e KEVIN RYAN, SMITH falou sobre os BEATLES. “As primeiras impressões do grupo chegando ao estúdio não foram das melhores, para ser sincero.” Sob as ordens do produtor GEORGE MARTIN, coube a SMITH o papel de escolher equipamento e técnicas usados para captar os sons individuais no estúdio e explorá-los em disco. “NORMAN pensou que o som dos BEATLES, tocando juntos numa sala, era fantástico, e ele preservou aquilo. E isso foi realmente diferente dos outros discos daquela época”, disse BRIAN KEHEW. Depois dos BEATLES, SMITH foi o responsável pela contratação e produção do PINK FLOYD, para quem trabalhou nos dois primeiros discos THE PIPER AT THE GATES OF DAWN e A SAUCERFUL OF SECRETS.

2 009       :           -        QUARTA-FEIRA
“NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL....
SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA”
                                                                                       THEILARD CHARDIN
Depois da conversa que tive ontem à noite com a presidente do Instituto Histórico e Geográfico, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, tenho idéia de ir visitar o CORONEL PM LUIZ PESCE DE ARRUDA, Comandante do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (CAES) nesta manhã. A presidente do IHGSP quer que eu transmita a ele a outorga do Colar do Centenário de D.PEDRO I, marcada para julho. Para isso, devo sair de casa um pouco mais cedo.
Antes das 11 horas estou chegando no CAES, instalado no prédio onde funcionou o antigo Centro Farmacêutico da Polícia Militar, desativado na época do então Comandante Geral, CORONEL PM ECLAIR.
Há intensa atividade na sala do Comandante, com professores, oficiais que vêm para participar de bancas examinadoras de monografias de alunos que estão cursando o CAO. O CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA atende-me. Transmito a ele a conversa que a doutora NELLY teve comigo à noite, ou seja, a intenção de ser outorgada a ele o Colar do Centenário de D.PEDRO I. ARRUDA recebe a notícia com ar de júbilo.
Conversamos sobre o atual funcionamento do CAES e depois mostra a reunião de uma banca examinadora, bem como as salas de aula, onde os alunos estão conectados com o professor através de ‘note book’. O ARRUDA dinamiza a área de ensino com os recursos mais modernos de telemática.
Converso também com o 1º TENENTE PM ARLINDO SOARES A. H. SILVA JÚNIOR, associado do MMDC, residente em LORENA. Ele quer montar um núcleo na região norte dos combates da Revolução Constitucionalista de 1932. Prometo lhe mandar um estatuto que possa ser adaptado para a cidade onde ele reside e está disposto a trabalhar na criação desse núcleo. Explico a ele que também estamos dinamizando a criação de um núcleo na região Sul da Revolução, na cidade de ITAPEVA (antiga FAXINA de 1932).   
Deixando o CAES, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Os operários da reforma do prédio já colocaram o andaime em terreno do Corpo de Bombeiros para a realização da obra na parede da Sociedade, vizinha a essa organização PM. 
Estou trabalhando no computador quando sou interrompido pela chegada do ROSS. Vem expor seus problemas pessoais e atrapalha o meu trabalho na Sociedade.
Nesta tarde, no MMDC, recebo o documento que transcrevo abaixo:
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA POLÍCIA DO EXÉRCITO EM SÃO PAULO
SOAPE – BPE/SP
Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA
MEDALHA “VALOR CÍVICO”
CITAÇÃO
     A Associação Amigos da Polícia do Exército em São Paulo – SOAPE – BPE/SP tem a honra de conceder a Vossa Senhoria a Medalha “VALOR CÍVICO” de conformidade com as disposições estatutárias e regulamentares e, tendo em vista os méritos pessoais e os relevantes serviços prestados à Associação e aos Batalhões de Polícia do Exército e aos Batalhões de Polícia do Exército em São Paulo.
     A referida medalha, pertencente à Condecoração “Gen Div Domingos Ventura Pinto Júnior – O PE Número 1” instituída pela Assembléia Geral de sua fundação, em homenagem ao patrono da Associação, Gen Div Domingos Ventura Pinto Júnior, por ter sido o primeiro militar do Exército Brasileiro a receber o braçal de PE, em tempo de paz, é designado o PE número 1, foi regulamentada pela Resolução nº 001/07 do Conselho Deliberativo e oficializada pelo Decreto nº 52930 de 23 de abril de 2008 do Governo do Estado de São Paulo.
     É uma honra insigne condecorá-lo com a Medalha “VALOR CÍVICO” em nome da SOAPE – BPE/SP, em cerimônia de formatura a ser realizada no dia 12 de março de 2009, às 10:00 horas, no 2º Batalhão de Polícia do Exército, Rua Raul Lessa, 52 – Jardim Piratininga – Osasco – SP
                                                                         São Paulo, 15 de fevereiro de 2009 

                                                                      FERNANDO DA SILVA MAGALHÃES
                                                                                  Presidente Executivo  
Telefono ao CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES dando essa notícia, pois ele e o GINO também serão condecorados com a Medalha citada. O MENDES transmite que teremos uma solenidade na ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA na manhã da próxima sexta-feira, dia 6. Já na segunda-feira, iremos até SÃO VICENTE para sermos homenageados num quartel do Exército (BATALHÃO MARTIM AFONSO, denominação histórica do 2º BIL).
Por volta das 14:15 horas chega um soldado do 2º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE, de SÃO VICENTE, trazendo 11 currículos de oficiais e praças que serão condecorados pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC no dia 9. A determinação da entrega desses currículos partiu do MAJOR CHIARELLI, que é o Fiscal do 2º BIL. Seguem os nomes dos agraciados:
TENENTE-CORONEL CARLOS FERNANDO VILANOVA, Comandante do 2º Batalhão de Infantaria Leve;
CAPITÃO JESIEL SILVA DORNELES;
CAPITÃO ALEXANDRE MELLO FERREIRA;
1º  TENENTE LEANDRO DE ABREU BASÍLIO;
1º  TENENTE VÍTOR LEONARDO SANTOS VARCILLO;
SUBTENENTE ROBERTO CORTEZ DE SOUZA;
SUBTENENTE CLÁUDIO ROBERTO FARIA;
2º SARGENTO ALEXANDRE MACHADO PEREIRA;
2º SARGENTO GILSON FRANCISCO DA SILVA;
2º SARGENTO FERNANDO CÉSAR MACEDO ANASTÁCIO e
CABO MARCELO FERREIRA DOS SANTOS.
A MARINEI avisa o CORONEL MENDES, por telefone, a chegada desses currículos. Como está tudo sendo feito em cima da hora (pois a solenidade está marcada para segunda-feira), o secretário das Medalhas terá de correr contra o tempo. Realmente é o que acontece: o MENDES logo em seguida passa pela Rua Anita Garibaldi, mas nem desce do carro. A MARINEI entrega a ele os currículos na porta do seu carro. Em seguida ele vai para o Grande Oriente, um tanto atrasado nesta tarde.
COLOMBO vem conversar comigo sobre o encerramento do caso financeiro em LIVRAMENTO, liberando MARIO MARGARIDO, que deverá chegar amanhã em São Paulo.
O TENENTE EDMILSON, da AORRPM, em companhia do TENENTE IRINEU, vêm conversar comigo sobre a Assembléia Geral de amanhã.
O calor continua insuportável. Nesta noite recebo um telefonema do GENERAL BUENO dando a notícia de que a juíza intimou categoricamente que FIAMMETTA EMENDABILI pague os honorários dos peritos, sob pena de extinção do processo movido contra a Sociedade, a Claro, e outras partes envolvidas no restauro do Monumento Mausoléu, em 2004.
Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS também telefona e toma conhecimento da minha conversa com o CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA.   

O dia 4 de março de 2009 ficará marcado na história do futebol pela volta de RONALDO aos campos. Recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, o FENÔMENO estreou com a camisa do CORINTHIANS na vitória por 2 a 0 sobre o ITUMBIARA, em jogo pela primeira fase da COPA DO BRASIL, nesta noite. RONALDO atuou apenas 27 minutos e esteve longe de ser brilhante, mas viu sua nova equipe eliminar o jogo de volta e assegurar a vaga – ele não atuava havia 383 dias. Agora, o CORINTHIANS encara o MISTO, do MATO GROSSO DO SUL, com a primeira partida como visitante.

A PORTUGUESA não conseguiu superar o modesto ICASA no CANINDÉ, pela COPA DO BRASIL, e foi eliminada na primeira fase da competição. Após empate por 1 a 1, o jogo foi para os pênaltis e o time cearense levou a melhor: 4 a 3. Vale lembrar que no primeiro jogo, no CEARÁ, também houve empate pelo mesmo placar de hoje. O FLAMENGO estreou na COPA DO BRASIL diante do IVINHEMA com goleada – 5 a 0. O GUARÁ perdeu para o CAXIAS por 2 a 1; PONTE PRETA 2 x VILHENA 1; INTERNACIONAL 0 x UNIÃO, de RONDONÓPOLIS 1.

Mais três policiais militares que trabalhavam no 37º BPMM (CAPÃO REDONDO) foram indiciados hoje por homicídio. Até agora, 11 PMs foram acusados de formar um grupo de extermínio chamado “HIGHLANDERS” e cometer assassinatos em bairros pobres da zona sul de São Paulo no ano passado. Além deles, outros quatro policiais estão presos, embora ainda não tenham sido indiciados.
Os PMs são acusados de matar pelo menos quatro pessoas e cortar a cabeça delas. Eles também podem estar ligados ao assassinato de DIEGO SANTOS, de 18 anos, e JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR, de 15. Os dois garotos foram assassinados em 15 de janeiro de 2008 após serem flagrados em um PÁLIO roubado por policiais da ROTA – grupo de elite da Polícia Militar. O corpo de DIEGO foi jogado na Represa BILLINGS, enquanto o de JOSÉ CARLOS foi enterrado em um terreno de ITAPECERICA DA SERRA.

Casal refém é jogado de penhasco. Advogado e publicitária vítimas de assalto conseguem se salvar depois de serem atirados de encosta à beira-mar no RIO. Eles foram rendidos por homens armados na saída de um restaurante na LAGOA, zona sul do RIO, entregaram carro, dinheiro e telefones, não reagiram e, mesmo assim, foram jogados pelos bandidos do alto da encosta da Avenida NIEMEYER. O advogado tributarista e empresário MARCELO JOSÉ DE SOUZA LUIZ VIANNA, de 43 anos, e a namorada, a publicitária PAULA GUIMARÃES BARRETO, de 31, foram vítimas dessa violência gratuita na madrugada de hoje e escaparam milagrosamente da morte.
MARCELO despencou por dez metros na ribanceira e só não caiu no mar porque conseguiu se agarrar a uma árvore. PAULA se segurou nas pedras três metros abaixo do nível da pista, conseguiu escalar a encosta e pedir ajuda. Os dois, com escoriações por todo o corpo, foram resgatados por policiais do GATE que passavam pelo local.

Um homem de 53 anos recebeu hoje um novo coração no Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo. Até aí, nada de mais – não fosse o fato de que agora ele viverá com dois corações lado a lado. Em 30 anos, essa é a sexta vez que um paciente passa por essa cirurgia no hospital.
O coração sadio foi colocado do lado direito do peito em uma cirurgia que durou cerca de doze horas e vai auxiliar o coração “antigo” a exercer sua função de bombear sangue para os órgãos. O procedimento, chamado transplante heterotópico, foi indicado porque o homem sofria há nove anos de insuficiência cardíaca e a doença havia evoluído a ponto de causar hipertensão pulmonar.

Autor de mais de 50 peças e roteiros, o dramaturgo americano HORTON FOOTE morreu hoje, aos 92 anos, em HARTFORD, CONNECTICUT. FOOTE ganhou dois OSCARs (de roteiro adaptado por O SOL É PARA TODOS, de 1962, e de roteiro original por A FORÇA DO CARINHO, de 1983) e um PULITZER (pela peça THE YOUNG MAN FROM ATLANTA, de 1995).

A secretária de Estado norte-americana, HILLARY CLINTON, afirmou hoje que pediu ao governo brasileiro para intervir no caso do menino de 8 anos, filho de uma brasileira falecida em 2008 e um americano, defendendo o direito do pai de ter seu filho de volta a NOVA JERSEY. A guarda da criança é disputada na Justiça brasileira, desde a morte da mãe, BRUNA BIANCHI, durante o parto de outra filha.     
     
Entrou em operação hoje o novo navio hidro-oceanográfico da Marinha. Construído na NORUEGA na década de 1980 e remodelado em CINGAPURA, o CRUZEIRO DO SUL é o primeiro da Marinha a garantir 80 dias por ano aos cientistas civis para pesquisas. Marinha e Ministério da Ciência e Tecnologia dividiram o investimento de 26 milhões de reais.

2 010     :       -     QUARTA-FEIRA
Nasceu JACOB DE LUCAS ABAD, filho da ARIANE e PAULO. É irmão de VINÍCIUS DE LUCAS ABAD, nascido em 11 de julho de 2001. São netos da CÉLIA, filha de dona DEOLINDA (bisnetos desta).DONA DEOLINDA é irmã da LUCINDA.

A DISTRITAL CENTRO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO tem a satisfação de convidar V Sª e família para a cerimônia de entrega do troféu MARCO DA PAZ aos vencedores do concurso NATAL ILUMINADO de 2009
O evento será realizado no dia 4 de março de 2010, às 19 horas, na Rua BOA VISTA, 51 – 11º andar – Centro de São Paulo.
Premiados: Banco Itaú Personalité – Banco do Brasil – Casas Pernambucanas – Ikesaki Cosméticos – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Pateo do Collegio – Rua Barão de Itapetininga – Rua Santa Efigênia.
Ao final do evento será servido coquetel.

Apesar da morosidade no trânsito, vou chegar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC em tempo para a reunião da Diretoria Executiva, a primeira do ano. GINO STRUFFALDI e CORONEL PM MENDES já estão presentes. CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, nosso diretor jurídico; TENENTE-CORONEL PM LUIZ FLÁVIO CODELO NASCIMENTO, nosso tesoureiro; CAMILA LOURENÇO GIUDICE e sua mãe ANA MARIA LOURENÇO GIUDICE e RENATA MARÍLIA RIBEIRO DA LUZ chegam em seguida.
O principal motivo da reunião é o exame do Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício de 2008, que já passou pelo Conselho Fiscal e aprovado. Por unanimidade o balanço foi julgado em condições de ser apresentado ao Conselho Deliberativo.
CAMILA LOURENÇO GIUDICE é empossada no cargo de Diretora da Comunicação Social (ocupando a vaga deixada pelo PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, que atualmente é o Vice-presidente do Conselho Deliberativo; RENATA MARÍLIA RIBEIRO DA LUZ passa a ser a nossa Diretora da Juventude, ocupando a vaga deixada pela Professora EDIMARA DE LIMA.
Foi discutido o problema financeiro da Sociedade, nosso “Calcanhar de Aquiles”, com uma exposição do tesoureiro. Os núcleos não estão ajudando em dinheiro a Sociedade, com exceção do Núcleo “ROMÃO GOMES”. No entanto vários associados desse núcleo pediram desligamento.
GINO STRUFFALDI demonstra vitalidade ao usar da palavra. Dá as boas vindas à RENATA e à CAMILA e explica a elas o que se espera das mesmas nos cargos assumidos.
Por volta das 15:45 horas encerra-se a reunião. CAMILA e sua mãe ANA MARIA permanecem na Sociedade até às 17 horas, querendo conhecer detalhes do nosso trabalho. Elas me acompanham quando vou tomar o metrô. O retorno para GUARULHOS é muito demorado. As obras da MARGINAL TIETÊ retardam muito o trânsito.  
Vejo esta mensagem do GINO STRUFFALDI. Aos 95 anos ele demonstra agilidade mental estupenda.
Para alguns amigos estou enviando um filmezinho da aldeia Gavinana, na Itália, onde morei duas vezes por alguns anos, no qual aparece a casa de meus pais, onde residi nos anos de 1930 e 1931.- Para que a casa seja identificada, estou enviando também uma foto da casa  em separado, tirada do próprio filme. A aldeia é bonita, mas devido ao inverno está muito escura e feia.- É uma aldeia minúscula, mas histórica, devido ao seu herói Francesco Ferruccio, conhecido em toda a Itália pela rase que pronunciou ao ser morto por um inimigo, quando já estava ferido e agonizante: "Tu matas um homem morto".Cordialmente - Gino
(as fotos eu as salvei no computador, no pen-drive e no DVD)

ROBINHO está mesmo numa fase inspirada. Após fazer um gol e ter possibilitado o outro contra a IRLANDA pela seleção brasileira, o atacante salvou o SANTOS hoje contra o PAULISTA. Marcou o terceiro gol, na vitória por 3 a 2, e trouxe de volta o brilho à equipe que conquistou a décima vitória seguida – 9 pelo Estadual e 1 pela COPA DO BRASIL.
A sessão da tarde corintiana teve apenas nove minutos de felicidade: o tempo em que o time esteve à frente no placar diante do BOTAFOGO. Num dia em que nada deu certo, no qual RONALDO planejava festa e quase passou despercebido e TCHECO só apareceu nos tropeços na bola, o CORINTHIANS cedeu o empate ao time de RIBEIRÃO PRETO, por 1 a 1, no PACAEMBU, chegou ao terceiro jogo sem vitória no Campeonato Paulista e se complica na luta por uma das quatro vagas às semifinais.

BIA FIGUEIREDO parou o trânsito em SÃO PAULO. Literalmente. Em uma ação promocional da etapa brasileira da FÓRMULA INDY, a SÃO PAULO 300, que será realizada no dia 14 de março. BIA fez, por alguns minutos, o que certamente milhões de motoristas sonham em dia de grande congestionamento na capital. Trafegou por um trecho da Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade, a 150 km/hora, com um carro de corrida, sem medo de ser flagrada pelo radar. As atividades foram realizadas às 5:45 horas de hoje, com passagem também por alguns pontos turísticos da cidade como o OBELISCO e o MONUMENTO ÀS BANDEIRAS.
O tráfego entre a região central de SÃO PAULO até o OBELISCO foi totalmente bloqueado por menos de dez minutos pela CET.

Apesar do extraordinário esquema de segurança para garantir a votação antecipada dos militares, policiais e profissionais da saúde, um ataque com foguete e dois atentados a bomba mataram hoje 17 pessoas e deixaram mais de 50 feridos em BAGDÁ.
Foi um prelúdio do que pode acontecer no domingo, quando os eleitores comuns sairão às ruas para votar nos deputados do PARLAMENTO, que por sua vez escolherão o primeiro-ministro e o presidente.
No primeiro ataque, um foguete KATYUSHA caiu perto de uma seção eleitoral no bairro de HURRIYAH, matando sete pessoas. Depois um suicida detonou os explosivos que trazia no corpo perto de uma fila de soldados que esperavam para votar, no bairro de classe média alta de MANSOUR, matando 6 e ferindo 18.

A inauguração da CIDADE ADMINISTRATIVA PRESIDENTE TANCREDO NEVES – ao custo de mais de um bilhão de reais – é uma espécie de “gran finale” da gestão do governador AÉCIO NEVES, que neste mês vai de desincompatibilizar do cargo. O complexo de edifícios com a assinatura do arquiteto OSCAR NIEMEYER abrigará a administração do Estado.
Numa área de 804 mil metros quadrados, o centro é formado pelo Palácio do Governo, dois edifícios de 15 andares que abrigarão as secretarias, auditório, centro de convivência, praça cívica e lagos. A obra foi contratada por 949 milhões de reais pela Companhia de Desenvolvimento de MINAS GERAIS, mas seu custo já passou de 1,2 bilhão de reais.

O governador do DISTRITO FEDERAL, JOSÉ ROBERTO ARRUDA, vai permanecer preso na Superintendência da Polícia Federal em BRASÍLIA. Ele sofreu hoje uma derrota esmagadora, por 9 votos a 1, no pedido de hábeas corpus ao Supremo Tribunal Federal. A decisão dos ministros do tribunal e a abertura do processo de impeachment pela Câmara Legislativa reforçam a pressão para que ARRUDA adote o caminho radical: renunciar ao mandato e pedir a revogação da prisão ao Superior Tribunal de Justiça, responsável pelo cárcere.
Apenas JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI – último ministro a ser indicado para a corte pelo presidente LULA - votou a favor de livrar o governador da prisão preventiva. No entendimento dos demais membros do STF, ARRUDA precisa permanecer preso para evitar que, solto, tente impedir as investigações da Polícia Federal, coagir as testemunhas ou inviabilizar as apurações conduzidas pelo STJ sobre o esquema de corrupção no governo do DF.

O banqueiro DANIEL DANTAS sofreu uma nova derrota na tentativa de anular a OPERAÇÃO SATIAGRAHA e de afastar o juiz FAUSTO MARTIN DE SANCTIS do comando do processo. Hoje, por 4 votos a 1, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou o hábeas corpus pedido pela defesa. A decisão revoga a liminar concedida em 18 de dezembro pelo ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, que suspendeu a operação e o processo contra DANTAS – inclusive a condenação a dez anos de prisão imposta ao dono do OPPORTUNITY por corrupção ativa.

Com uma atitude que surpreendeu o ITAMARATY, o presidente LULA cancelou hoje sua presença na posse do novo presidente do CHILE, o empresário SEBASTIÁN PIÑERA, na quinta-feira. Confirmada pela Presidência, a notícia veio acompanhada por uma série de justificativas, com o objetivo de afastar conclusões de que o cancelamento se deveria às diferenças ideológicas do governo LULA com PIÑERA, que será o primeiro governante de centro-direita desde o fim do regime militar no CHILE.

A bossa nova perdeu um de seus mestres no início desta noite. Aos 80 anos, JOHNNY ALF morreu em SÃO PAULO em decorrência de um câncer na próstata, contra o qual lutava havia dez anos. ALF estava internado desde segunda-feira, dia 1º de março, no hospital MÁRIO COVAS, na cidade de SANTO ANDRÉ, onde morava há três anos. Segundo seu assessor, NELSON VALÊNCIA, nos últimos seis meses o câncer entrou na pior fase. O velório será no TEATRO SÉRGIO CARDOSO e o enterro ocorre amanhã no Cemitério do Morumbi.
Difícil falar de bossa nova e não citar entre os gigantes do gênero JOHNNY ALF. ALFREDO JOSÉ DA SILVA, como foi batizado em 19 de maio de 1929, era considerado por muitos como o pai desse movimento que projetou a música brasileira em todo o mundo.
Seu pai, cabo do Exército, morreu em 1932 e a mãe foi trabalhar na casa de uma família, que o criou e custeou seus estudos. Foi lá que ALF começou a aprender piano clássico aos 9 anos e desde então se entregou à música.
Seu último trabalho, intitulado “MAIS UM SOM”, foi lançado em 2006. Ao todo, JOHNNY lançou 21 discos. Um deles “OLHOS NEGROS”, de 1990, teve a participação de GILBERTO GIL, CHICO BUARQUE, CAETANO VELOSO e outros. Devido à doença, o pianista ficou os últimos dias de sua vida longe dos palcos. Em 2009, ele fez alguns shows após dois anos parado.

Era para ser uma noite de diversão para LAÍS DE MELO RODRIGUES, de 21 anos. Mas o encontro com as amigas num shopping da BARRA DA TIJUCA teve desfecho trágico para a estudante de história de arte da UERJ. Ela foi uma das 13 pessoas queimadas na noite de terça-feira, dia 2 de março, no micro-ônibus incendiado por traficantes da CIDADE DE DEUS, em represália à prisão de LEANDRO DE OLIVEIRA DA SILVA, de 19 anos, que foi flagrado com cocaína.
Uma das vítimas em estado mais grave, LAÍS teve 48% do corpo queimado, com ferimentos nas pernas, no tórax e nas mãos. Após ser atendida no Hospital LOURENÇO JORGE, na BARRA DA TIJUCA, ela foi transferida para o Centro de Tratamento de Queimados do SOUZA AGUIAR, no Centro.
Mesmo debilitada, LAÍS contou à família que viveu momentos de terror para escapar do veículo em chamas. Ela viajava distraída no ônibus da linha 701 (ALVORADA-MADUREIRA), quando na Estrada MARECHAL MIGUEL SALAZAR MENDES DE MORAES, que corta a CIDADE DE DEUS, os passageiros foram surpreendidos por pedradas. Em seguida, um grupo de 15 a 20 pessoas, alguns menores de idade, saiu de uma viela próxima. Nesse momento o homem que iniciou o ataque ordenou ao motorista que abrisse a porta dianteira. Pelo lado de fora, o criminoso derramou um galão de gasolina dentro do veículo, enquanto um grupo entrava pela porta traseira com mais combustível e ateava fogo.   

Equipes de resgate abandonaram hoje as buscas por sobreviventes em área do centro e do sul do CHILE devastadas pelo trágico terremoto do sábado, dia 27. Dezenas de cadáveres começavam a aparecer, devolvidos pelo mar, cinco dias depois de um dos piores abalos em um século.
O número de 802 vítimas fatais ainda pode disparar se forem confirmadas as mortes de centenas de desaparecidos em localidades litorâneas como a ilha ORREGO, onde testemunhas disseram que poucos dos 200 campistas surpreendidos pelo tsunami sobreviveram.
Assustados por novos tremores fortes, moradores do litoral chileno acamparam em morros para fugir de eventuais ondas gigantes. Em CONSTITUCIÓN, cidade no litoral chileno, a 360 km ao sul de SANTIAGO atingida por três tsunamis que varreram uma ilha onde estavam acampadas centenas de pessoas, equipes de resgate com cães adestrados procuravam corpos.

2 011       :        -      SEXTA-FEIRA
Face o desmantelamento do meu quarto, ontem, passo a primeira noite dormindo em minha biblioteca. Sinto essa modificação, mas tenho de me acostumar à nova situação. Nesta manhã, também na biblioteca, onde está instalado o computador, procuro atualizar o dia 4 de março, já pensando numa nova maneira de atualizar também o meu blog. Estou sem a Internet e não tenho acesso a ele. Tudo isso transforma minha rotina.
Os pedreiros chegam para a continuidade da reforma do telhado. Ontem eles não trabalharam por causa da chuva. Mas esta sexta-feira demonstra que não vai ser muito diferente dos últimos dias. Quando saio de casa, um pouco mais cedo, já está chuviscando.
Vou diretamente para o 17º Cartório reconhecer as assinaturas de uma certidão solicitada pelo CORONEL PM Res AGASSI, em nome de uma viúva de um veterano. É que a minha assinatura não conferia e fizemos uma outra ontem. Desta vez não há problemas.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC prossegue a problemática da MARINEI junto ao SANTANDER, pois até agora não foi liberada a implantação do boleto. Acompanho-a até a agência do banco, na RANGEL PESTANA e conversamos com o gerente CLAUDIONOR. Vejo os desacertos burocráticos do SANTANDER em plena era da informática. Desde o final do ano passado é que vem esse lenga-lenga. Depois se descobre que a agência cometeu um certo erro que somente hoje é sanado. Lamentável que isso tenha acontecido.
Quando vou almoçar na AOMESP (antiga AORRPM) o TENENTE PM Ref SILVIO está na porta da Associação comunicando que faleceu dona NEUSA, proprietária do restaurante. Dessa maneira vou fazer minha refeição no MMDS acompanhado do OLIVEIRA, CRISTIANO, RAFAEL E ALEMÃO.
Dona NEUSA nasceu em 3 de março  de 1944, portanto completara 67 anos ontem. Era casada com o senhor REINALDO DE SOUZA PEREIRA, arrendatário do restaurante da AOMESP há oito anos. Senhora dedicada, simpática e atenciosa com seu público que diariamente faz as refeições nesse restaurante.
O CORONEL PM Res AGASSI vem buscar a certidão. Também passa pelo MMDC o CAPITÃO PM ANÍSIO, responsável pela confecção dos diplomas das medalhas da Sociedade. Ele mandou fazer o diploma usando um papel bem mais sofistificado e a impressão ficou muito boa.
Estamos encerrando a semana e agora teremos uma pausa para o Carnaval. A MARINEI é dispensada até a quinta-feira, dia 10 de março. O retorno para GUARULHOS é muito demorado. Mais uma vez a chuva prejudica o trânsito na MARGINAL TIETÊ e na VIA DUTRA.

O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM ARMANDO BEZERRA LEITE, Comandante do 27º BPMM. Nasceu em 14 de novembro de 1962. Entrou na PMESP em 1º de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1987. Não tenho as demais datas de suas outras promoções.

No LAN HOUSE do PAULO CÉSAR posso acessar a Internet e ver dezenas de e-mails que me mandaram. Para desafogar o correio eletrônico deleto 183 mensagens. Uma delas chama-se a atenção. Uma pessoa recebeu o jornal eletrônico da Sociedade nas ILHAS DO CARIBE, onde está fazendo turismo. Sem a televisão, por causa do desmanche do seu quarto, assisto na sala os noticiários da BAND e da GLOBO. Sete escolas desfilarão nesta noite no SAMBÓDROMO do ANHEMBI.      

A chuva e a saída para o feriado de Carnaval provocaram lentidão recorde na capital paulista. Foi o maior trânsito do ano, tanto no período da tarde, quanto no da manhã. Conforme a CET, o pico foi às 18:30 horas, quando havia 214 km de vias congestionadas O volume equivale a 24,6% do total de 868 km de ruas e avenidas monitoradas. Somente na zona oeste, havia 77 km de congestionamento na hora do pico, o que correspondeu a 37% do total na cidade. A pista expressa da MARGINAL TIETÊ, no sentido da Rodovia AYRTON SENNA tinha o trecho mais complicado, com 23,2 km de filas. O recorde anterior no período da tarde em 2011 havia sido registrado às 19 horas do dia 11 de fevereiro, em 178 km de lentidão.

Parte da zona sul da capital paulista parou hoje por causa de um protesto por melhorias no transporte público. Duas mil pessoas bloquearam a ESTRADA DO M´BOI MIRIM e as Avenidas GUARAPIRANGA e GUIDO CALOI. A lentidão chegou à Margem do PINHEIROS. Após quase seis horas e com a promessa da Subprefeitura de M´BOI MIRIM de que melhorias serão feitas, o ato foi encerrado. Organizado por associações de moradores, o protesto pacífico começou às 6:30 horas na ESTRADA DO M´BOI MIRIM. O estopim foi a alteração em 17 linhas de ônibus, feita em janeiro. A manifestação acabou às 11:50 horas. A subprefeitura se comprometeu a cumprir quatro reivindicações, entre as quais analisar a ampliação da Linha 5-LILÁS do metrô do CAPÃO REDONDO até o JARDIM ÂNGELA e avaliar o retorno das linhas eliminadas.

Cerca de 400 mulheres do Movimento dos Sem Terra (MST) ocuparam hoje o prédio do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no bairro de SANTA CECÍLIA, na região central da cidade. A ação faz parte de uma série de atos programados em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER e ao chamado “CARNAVAL VERMELHO”. A VIA CAMPESINA do MST reivindica assentamento das famílias acampadas e políticas públicas para a produção agrícola sem agrotóxicos. Segundo a assessoria do INCRA, a ocupação foi pacífica e não houve danos ao prédio. Nos últimos anos, o grupo tem utilizado o feriado de Carnaval para promover invasões. Um dos motivos, segundo especialistas, é que o Judiciário está fechado e os pedidos de reintegração de posse, geralmente, são expedidos a partir da quarta-feira de cinzas.

Faleceu o pedagogo mineiro ANTÔNIO CARLOS DA COSTA, aos 61 anos, em BELO HORIZONTE. A sua história está ligada à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Educador, consultor e escritor, começou sua trajetória dirigindo a escola BARAO DE CAMARGOS, da FEBEM MINAS GERAIS, em OURO PRETO. O trabalho, ao lado de sua mulher, MARIA JOSE, foi reconhecido nacionalmente. Membro do Comitê Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Nasceu em 26 de junho de 1949.

O estudante CHRISTOPHER AKIO CHA TOMINAGA, de 23 anos, publicou hoje na rede social FACEBOOK uma mensagem animadora: “Galera, valeu mesmo por toda força e pensamento positivos que vocês me passaram. Até segunda poucos poderão me visitar, mas acredito que terça eu terei alta e descansarei na casa de meu pai, onde eu quero uma visita de todos...” Aluno da Fundação GETÚLIO VARGAS, ele levou quatro tiros em um bar no último dia 23 de fevereiro e só na quarta-feira passada, dia 2 de março deixou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas para ir a um quarto. No mesmo atentado, seu amigo JÚLIO CÉSAR GRIMM BAKRI morreu.

O empresário NENÊ CONSTANTINO DE OLIVEIRA ficará em prisão domiciliar. Ele é réu em processo que apura assassinato de um líder comunitário em BRASILIA, em 2001, e responde por tentativa de assassinato do ex-genro, EDUARDO DE QUEIROZ, em 2008. Em hábeas corpus, desembargadora SANDRA DE SANTIS, argumenta que, por causa “das precárias condições de saúde”, a prisão domiciliar é adequada.

O MIRASSOL levou um susto do NOROESTE ao tomar dois gols, mas conseguiu reagir e empatar por 2 a 2 no Estádio JOSE MARIA DE CAMPOS pela 11ª rodada do PAULISTÃO. Com o resultado, a equipe ainda dorme na liderança da competição, com 23 pontos, mas pode perder a posição até o fim da rodada. No ABC Paulista, o MOGI MIRIM virou em cima do SÃO BERNARDO, venceu por 4 a 2 e colou no G-8, assumindo a nona colocação, com 15 pontos. Em casa, o GRÊMIO PRUDENTE venceu o ITUANO com um gol de ERALDO (1 a 0).

O universitário NICHOLAS MARINS PRADO, de 20 anos, esperava dois amigos para viajar no carnaval quando foi assassinado com um tiro na cabeça, hoje, em um assalto na frente de um prédio na Rua FRANÇA PINTO, na VILA MARIANA, zona sul. A vítima teve seu carro, um HYUNDAI I30, levado pelo criminoso. O veículo era um presente recente da família. Ele esperava um casal de amigos guardar o carro em que estava na garagem para, então, seguirem viagem para o RIO. O universitário ficou esperando de pé, do lado de fora de seu I30, quando um homem armado se aproximou e exigiu a chave do carro. O estudante obedeceu. Quando o assaltante seguiu para o banco do motorista, PRADO colocou parte do corpo para dentro do veículo e tentou pegar algum objeto. Nesse momento, foi baleado no lado esquerdo da cabeça. O criminoso fugiu enquanto um dos porteiros do edifício chamava a polícia e o casal de amigos tentava socorrer o rapaz. PRADO era natural de LORENA, mas vivia em APARECIDA, no VALE DO PARAÍBA, onde mora sua família, até vir para SÃO PAULO estudar. Durante a semana, morava em um apartamento na Rua JOAQUIM TÁVORA, montado para ele pela mãe, e voltava para APARECIDA no fim de semana.

Os investigadores da 60ª Delegacia de Polícia, em DUQUE DE CAXIAS, na BAIXADA FLUMINENSE, esperam a quebra do sigilo telefônico de LUCIENE REIS SANTANA, de 24 anos, assassina confessa de LAVINIA AZEREDO DE OLIVEIRA, de 6 anos. Eles querem saber se ela telefonou para um suposto cúmplice na noite do seqüestro da vítima. Os parentes da criança afirmam que LUCIENE contou com a ajuda de um comparsa para entrar na casa e seqüestrar a menina. No entanto, parentes e vizinhos informaram que seria possível entrar na casa pela porta da garagem, que tinha um problema no trinco há meses. Segundo a confissão da assassina, ela levou LAVÍNIA ao Hotel Municipal de DUQUE DE CAXIAS e a estrangulou com um cadarço de tênis. A mulher despertou a atenção dos funcionários porque não tinha dinheiro para pagar a conta e limpou dois quartos para ser liberada.

A deputada federal JAQUELINE RORIZ e o marido, MANOEL NETO, aparecem em vídeo recebendo dinheiro para a campanha de 2006 de um secretário do governo do DISTRITO FEDERAL. Agora, ela está na mira do MP e do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Ela é filha do ex-senador JOAQUIM RORIZ e da candidata derrotada ao governo WESLIAN RORIZ. Por causa de denúncias, ele renunciou ao cargo em 2007 e caiu na FICHA LIMPA em 2010. 

Um dos mais renomados pedagogos do País, ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA morreu hoje aos 61 anos após sofrer uma queda dentro de casa, em BELO HORIZONTE (MG), e bater a cabeça. COSTA era integrante do grupo responsável pela redação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O pedagogo estava acompanhado da mulher, MARIA JOSÉ, e de uma enfermeira – que tentou, sem sucesso, socorrê-lo. Segundo a família, ele se recuperava de uma depressão e havia colocado parafusos em um braço após fratura. O enterro está marcado para amanhã, às 9 horas, no Cemitério PARQUE DA COLINA, na capital mineira. COSTA foi autor de mais de 40 livros e publicou centenas de artigos voltados à educação e à defesa dos direitos infanto-juvenis. Natural de BELO HORIZONTE e filho de militar, chegou a ingressar em Medicina, antes de optar por Pedagogia. Iniciou como presidente da FEBEM em MINAS, ocupou a Secretaria de Educação de BELO HORIZONTE, trabalhou para o UNICEF e a ONU e colaborou na criação da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. Era diretor da empresa de consultoria que criou há mais de dez anos.   

Um boneco com quatro metros de altura representando a presidente DILMA ROUSSEFF será a atração do tradicional BLOCO DOS GRANDÕES, em SALTO, a 100 km de SÃO PAULO. O “bonecão da DILMA”, como foi chamado, fará sua estréia amanhã, às 20 horas. O bloco tem outros 24 bonecos como MICHAEL JACKSON, CARMEN MIRANDA, DERCY GONÇALVES e o ex-presidente LULA, além do cineasta ANSELMO DUARTE, que era da cidade. A tradição dos bonecões é da década de 1950 e foi resgatada há seis anos.   

O afoxé LYA OMINIBU abriu a primeira noite de desfiles do Carnaval de São Paulo, às 21:20 horas. O grupo é formado por 900 pessoas, mas apenas cerca de 400 entraram na avenida. Nove ônibus não chegaram ao SAMBÓDROMO por causa da chuva e do trânsito na capital paulista. A cidade teve recorde de lentidão pouco depois das 19 horas. Pouco antes da PERUCHE entrar na avenida, o carnalavesco AMARILDO DE MELLO tentava ser ouvido por componentes e destaques. Queria organizar os últimos detalhes. A parte traseira do abre-alas ainda era montada. Integrantes da escola colocavam, apressados, tecido para cobrir o maquinário na parte de trás do carro. Mais tarde, no meio do desfile, outro carro apresentou defeito. O prefeito GILBERTO KASSAB, o governador GERALDO ALCKMIN e o ex-presidente LULA estiveram na abertura do carnaval. Após a PERUCHE, iriam desfilar ainda TOM MAIOR, ACADÊMICOS DO TUCURUVI, ROSAS DE OURO, MANCHA VERDE, VAI-VAI e PÉROLA NEGRA. 

sábado, 5 de março de 2011       Diário Oficial Poder Legislativo         São Paulo, 121 (43) - 
Comandante-geral da Polícia Militar visita a Assembleia
Álvaro Camilo parabenizou presidente Barros Munhoz pelo reconhecimento aos PMs do Estado
Da redação
Nesta sexta-feira, 4/3, o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Camilo, visitou o presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, para agradecer e parabenizá-lo pela forma como dirigiu a Casa, em especial pelo respeito e reconhecimento aos policiais militares do Estado.
Na ocasião, o presidente Barros Munhoz foi informado das metas t raçadas pelo comandante para a corporação, incrementos tecnológicos e aparelhamento da Polícia Militar, e sobre a queda dos índices de violência no Estado de São Paulo. Camilo destacou ainda a qualidade do trabalho legislativo no decorrer do último biênio, com a aprovação de projetos de reestruturação da PM e melhoria salarial e de condições de trabalho do efetivo. Página 3


Barros Munhoz teve informações de Álvaro Camilo sobre queda dos índices de violência no estado de São Paulo. Sábado, 5 de março de 2011               Diário Oficial Poder Legislativo                    São Paulo, 121 (43) - 3
Comandante relata gestão à frente da Polícia Militar
Continuação da primeira página
O presidente Barros Munhoz recebeu nesta sextafeira, 4/3, o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Camilo, que o visitou para parabenizá-lo pela forma como dirigiu a Casa, e agradecer pelo respeito e reconhecimento aos policiais militares do Estado.
Barros Munhoz aproveitou para saber como está se dando à redução dos índices criminais em todo o território do Estado, principalmente dos crimes de homicídio doloso, que tiveram queda de 70,3% desde 1999. O comandante apresentou um diagnóstico pautado nos objetivos de comando, em especial na implementação de um moderno e eficiente Sistema de Gestão Policial.
Mostrou, ainda, o trabalho de completamento do efetivo policial, o investimento em tecnologia de ponta, principalmente na aquisição de aeronaves Águia para todas as cidades sede de comandos regionais, o emprego maciço dos sistemas inteligentes, a computação embarcada com AVL e Tablets, que possibilitam a pronta resposta policial.
Camilo deu ênfase ao trabalho de valorização do policial militar capacitando-o pela ascensão da carreira através de parcerias com instituições de ensino superior e nos treinamentos contínuos oferecidos pela corporação, bem como na busca de condições de melhorias salariais, com o incremento da atividade delegada e tudo mais que possa ajudá-lo a buscar qualidade de vida.
O coronel destacou o trabalho legislativo no período que, segundo ele, foi o mais qualitativo dos projetos discutidos e aprovados em benefício da Polícia Militar, em especial a nova Lei de Ensino e os ajustes no Adicional Local de Exercício, corrigindo uma distorção nos vencimentos dos policiais. Mesmo atingindo cerca de 40% dos que estão na ativa, estendeu a valorização aos veteranos e às pensionistas, principalmente às viúvas dos mortos em serviço.
O presidente Barros Munhoz ressaltou a forma pela qual o coronel Álvaro Camilo está dirigindo a maior e uma das mais importantes organizações policiais do país, que é considerada uma instituição da grandeza de São Paulo.
Ao final da reunião, o comandante-geral ratificou o apoio junto ao Poder Legislativo e aos deputados, deixando registrado que a valorização policial, que passa pela questão salarial, será o principal objetivo dessa nova fase da sua gestão.
As forças rebeldes consolidaram hoje seu controle sobre a indústria petrolífera da LÍBIA, com a tomada do último complexo petroquímico que ainda estava nas mãos do regime de MUAMAR KADAFI – o da cidade de RAS LANUF, 300 km a oeste de BENGHAZI. Moradores da cidade de 4 mil habitantes confirmaram que ela estava sob controle rebelde. RAS LANUF era até o dia 2 de março a linha divisória dos territórios sob controle do governo, a oeste, e dos rebeldes, a leste. Ela é estratégica por causa da RAS LANUF OIL & GAS COMPANY, refinaria que produz etileno e polietileno, e também por causa de seu porto, que exporta petróleo. Há também duas pistas de pouso na região, uma em RAS LANUF e outra em SIDRA, a 20 km de distância. As outras duas cidades controladas pelos rebeldes são AZ-ZWAYTTINAH, 140 km a oeste de BENGHAZI, e BREGA, a 230 km do principal reduto oposicionista.
A Policia Internacional (INTERPOL) emitiu alerta a 188 países para bloquear possível movimentação de KADAFI e 15 parentes e congelar seus bens. O alerta – laranja – é emitido quando há ameaça à segurança pública. A INTERPOL disse ter identificado o envolvimento ou a cumplicidade dos 15 parentes do ditador “nos planos de ataque, até mesmo nos bombardeios aéreos, contra populações civis”. O Conselho de Segurança da ONU provou sanções que proíbem viagens e congelamento de ativos de KADAFI e parentes. O alerta objetiva ajudar os países-membros a proteger “seus cidadãos”, facilitar a aplicação das sanções da ONU e colaborar com as investigações iniciadas pelo Tribunal Penal Internacional sobre os crimes cometidos contra os civis na LÍBIA.

O cineasta britânico CHARLES JARROTT, que ganhou um GLOBO DE OURO por ANA DOS MIL DIAS, de 1969, morreu nesta sexta-feira, em LOS ANGELES, em decorrência de câncer na próstata, informou o porta-voz do Fundo de Filmes e Televisão. Tinha 83 anos. JARROTT começou sua carreira em 1954, trabalhando, principalmente, para televisão. Nas décadas de 1960 e 1970, dirigiu filmes de sucesso, como o premiado ANA DOS MIL DIAS e o drama sobre a realeza britânica MARY STUART, RAINHA DA ESCÓCIA, de 1971 – as duas produções somaram 15 indicações para o OSCAR. O diretor, ainda, ganhou um EMMY pelo filme para TV A PROMISE KEPT: THE OKSANA BAIUL STORY, de 1994.

2 012     :       -      DOMINGO
Através Internet recebo alguns e-mails que vão resolver alguns problemas graves surgidos recentemente na Sociedade.
Prezado Cel. Ventura e demais colegas do mundo virtual,
Devido a implicações e acusações que recebi indiretamente e diretamente nestes últimos dias, anuncio minha saída como Presidente da Comissão dos Internautas. O projeto de integração e unificação da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC no meio virtual está suspenso e a disposição da Presidência da Diretoria Executiva. Não farei mais nenhum trabalho com relação a isto. Em outro email, enviado apenas para o Cel. Ventura, informo todas as senhas utilizadas para manter no ar o site da Sociedade e o twitter @MMDC32. Informo que, por burocracia do próprio registro.br, necessito de um usuário registrado no registro.br para poder transferir os direitos do domínio www.sociedademmdc.com.br e que há um pagamento anual a ser feito. Assim que houver um usuário apto e aprovado pela Presidência da Diretoria Executiva irei transferir o domínio. Quero deixar muito claro que meu trabalho sempre foi e sempre será pelo bem da causa de 32, em nenhum momento tomei como leviano este projeto, muito pelo contrário, levei o trabalho a sério, despendi dinheiro e tempo pelas madrugadas. Uma última informação muito importante: o site www.sociedademmdc.com.br está fora do ar para alguns ajustes necessários do próprio site. Ele deverá retornar automaticamente em até 72 horas. Ficarei monitorando para verificar o pleno funcionamento dele. Normalmente demora menos tempo do que isto, mas este é o prazo oficial informado. Os redirecionamentos não foram afetados por estes ajustes. Com relação às minhas outras atribuições que possuo nesta Sociedade estou avaliando cada uma delas e comunicarei-as em um momento futuro.
Atenciosamente,
Markus Runk
CARÍSSIMO CAMILA e MARKUS
Não é fácil ser presidente. Há injunções que ultrapassam a nossa vontade. Estou atrelado a um Estatuto e aos ditames de uma organização onde prevalece a vontade dos presidentes reunidos. Como presidente tenho de cumprir o estabelecido no Estatuto e não posso fugir dessas normas sob pena de "IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA". Elogio a maneira acertada como vocês conduziram as últimas contrariedades que suportei, não havendo mais o que se culpar na atual administração. O trabalho de vocês alavancou a Sociedade de tal maneira que podemos nos orgulhar de dizer que nunca a Entidade esteve tão bem como agora. No entanto, desencontros em setores da Diretoria Executiva, mal compreendidos, fizeram com que tivesse de tomar certas medidas, de maneira drástica, mas necessárias. Continuo sendo amigo de vocês e espero que não fiquem melindrados pela minha posição. Pode parecer despótica, mas não é. São medidas obrigatórias e imponderáveis que o presidente precisa tomar para que fatos mais graves não viessem a acontecer. Ainda nesta semana acertaremos a situação do site em definitivo.

CARÍSSIMO THIAGO: A primeira idéia que tenho, a fim de não sofrer retaliações, é oficiar já na segunda-feira ao Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que considero meu amigo, expondo o que ocorreu. A equipe da Bandeirantes recebera denúncia de alguém a respeito da situação do Monumento. De fato é algo de estarrecer o quadro em que se encontra o majestoso Obelisco. Como presidente teria de estar ciente do que iria acontecer ali. Não poderia mandar ninguém acompanhar a equipe da Bandeirantes, pois a situação ficaria bem pior. Impedir a entrada da equipe seria "tampar o sol com a peneira" e apenas pioraria a situação. A verdade deverá prevalecer mesmo. Como o decreto de setembro de 2006 determina que o restauro, a manutenção e a segurança do Monumento Mausoléu pertencem à Polícia Militar, bem como a própria administração, irei levar ao conhecimento do Cmt Geral o que aconteceu e solicitar instruções para como deverei me comportar junto à mídia, pois outros órgãos da imprensa já entraram em contato com a Sociedade (O ESTADÃO e o DIÁRIO DO COMÉRCIO). Na verdade, caro THIAGO, o cargo de presidente é um calvário. Surgem problemas que deverão ser sanados com muito "jogo de cintura". Aguardo sua orientação e ajuda no sentido de carregar essa cruz.
Em 4 de março de 2012 00:17, Thiago <thiago15@terra.com.br> escreveu:
Nobre Amigo Cel. Ventura,
Eu entendo, mas gostaria de poupá-lo de desafetos e transtornos grandes é tempo de comemorar os 80 anos. Os políticos nada tem a perder , mas a Sociedade tem e o Cel. Ventura nosso Presidente também.
Penso que estaríamos colocando a cabeça de nosso Presidente na bandeja sem antes uma estratégia e blindagem.
Estamos vamos preparar frentes para que o amigo não venha sofrer sozinho.
EU ME COLOCO NO FOGO CRUZADO TAMBEM! CONTE COMIGO.
Falo como admirador de seus esforços e trabalhos, bem como AMIGO. Vamos manter as cautelas , pois o Coronel sabe que alguns políticos não prestam.
O amigo não enfrentará este caos sozinho. Não vamos permitir que custe sua saúde ou qualquer outra retaliação. Lutar sempre, desistir jamais. Estamos juntos na luta.
Cordialmente,
Thiago de Moraes Thiago

Agradecido CEL VENTURA pelo retorno e torço para que as lutas internas que minam nossa luta sejam extintas para que possamos continuar sempre em frente.
Gostaria apenas de saber se o senhor capturou o texto didático sobre JULIANA e se tudo esta OK para o senhor e a enfermeira policial, cujo nome não nos foi passado ainda, e mais o CEL EDILBERTO virem para ITAPETININGA via viatura 22 BPM/I
Quarta sigo para CAMPINAS e retorno só à noite, mas CAP PM GOMES JUNIOR estará convosco e fará o cerimonial necessitando apenas que o senhor e/ou CEL EDILBERTO discursem. Está tudo tranquilo. Terei filmando o evento meu personal câmera man que para lá será enviado.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
Março 4, 2012
ESTIMADO BIAJONE
Veja você como é difícil ser presidente.
Sob pena de "IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA" tive de tomar certas medidas que possam parecer ser antipáticas no primeiro momento. Mas é o imperativo da presidência obedecer ao que consta do Estatuto. O site da Sociedade na verdade não era da Sociedade e sim da Comunicação Social. Isso fez com que surgissem certos desvios de conduta e que atingiu outros diretores do MMDC.
Gostaria que você instruísse os demais presidentes de núcleos para que tudo seja centralizado à sede da Sociedade, através do e-mail mmdc.32@terra.com.br ou através do próprio e-mail do presidente.
Não podemos, isto é, o MMDC, ficar alheios ao que acontece em outros setores da Sociedade.
Por incrível que possa parecer ainda não encontrei o texto sobre a enfermeira JULIANA. Alguma coisa deve ter ocorrido. Por favor, mande de novo.
Time grande não pode desvalorizar um clássico. A torcida não costuma perdoar. Por isso o CORINTHIANS pagou caro ao dar ao jogo diante do SANTOS a importância de um amistoso. Entrou com um mistão, pensando no jogo da LIBERTADORES na quarta-feira, dia 7, e saiu com a derrota na reabertura da VILA BELMIRO (1 a 0). E ainda perdeu a invencibilidade no campeonato paulista. Outro erro do CORINTHIANS: deixar GANSO de lado para se preocupar apenas com NEYMAR. Foi atrás do solista e se esqueceu do maestro. Aliás, a expectativa do clássico pendia para os lados do menino craque e de ADRIANO que, depois de muito tempo, teria pela frente um jogo de peso. Um pouco antes do início da partida, NEYMAR trocou um caloroso abraço com ADRIANO. O presente abraçando o passado. Um deles deveria ser o protagonista. Do santista se esperava tudo o que um craque costuma fazer em partidas de alto quilate. Do corintiano, um repente daquele demolidor que ADRIANO já foi. Enredo pronto, começa o jogo e, aos poucos, se percebe que nem NEYMAR e muito menos ADRIANO mudariam o curso do rio. Os dois sofreram com a arrumação tática de MURICY e TITE. NEYMAR, muito jogado ao setor esquerdo do ataque, teve pouco espaço. Fixo entre os zagueiros do inimigo e com a mobilidade de um poste, ADRIANO era presa fácil. TITE não deu prioridade para ADRIANO. Sua base ofensiva tinha WILLIAN e JORGE HENRIQUE abertos e as infiltrações de ALEX e EDENILSON, uma tentativa de chamar marcação dos volantes e prender os laterais. Ao franquear mais o seu território para tentar o gol, o CORINTHIANS se descuidou de GANSO. E quem não dá importância a um craque paga alto. Aos 12 minutos, fingindo desinteresse pelo lance, GANSO acalmou a bola aos seus pés, esperou pela infiltração de IBSON e serviu de bandeja. O meia só tocou na saída de JÚLIO CÉSAR. Era o único gol do jogo.
Apesar de ter desperdiçado dois pênaltis, a PONTE PRETA venceu o COMERCIAL no Estádio MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS, por 1 a 0. Depois de uma partida eletrizante em MIRASSOL, o time da casa empatou com o MOGI MIRIM por 2 a 2. Em JUNDIAÍ, o PAULISTA conseguiu interromper a série de seis derrotas seguidas e venceu o GUARATINGUETÁ de virada por 2 a 1. Em ITÁPOLIS, em uma disputa contra o rebaixamento, o BOTAFOGO conseguiu sair da zona da degola ao vencer o OESTE por 3 a 2.
PALMEIRAS e SÃO CAETANO fizeram um jogo estranho e, ao mesmo tempo agradável. No fim das contas, o 0 a 0 premiou os méritos das duas equipes – além de fazer os goleiros saírem de campo como heróis.
O futebol do SÃO PAULO foi pobre. O time do técnico ÉMERSON LEÃO teve mais posse de bola do que o XV DE PIRACICABA, mas mostrou pouca qualidade e variação ofensiva. Saiu vitorioso muito mais pela fragilidade do adversário, que insistiu apenas em se defender, do que pelo que apresentou. O gol de CÍCERO, aos 44 minutos, quase sem querer, não fez justiça, mas rendeu três pontos que eram obrigação contra o lanterna do PAULISTÃO, recolocando o TRICOLOR no G-4, fazendo companhia a CORINTHIANS, SANTOS e PALMEIRAS.

O espanhol DAVID FERRER confirmou o favoritismo na decisão do ATP 500 DE ACAPULCO. O tenista número 6 do mundo atropelou o compatriota FERNANDO VERDASCO em apenas 69 minutos. FERRER conquistou o tricampeonato do torneio mexicano com uma vitória por 2 sets a 0.

MARILSON GOMES DOS SANTOS terminou na segunda colocação, mas teve motivo para comemorar o resultado obtido na Meia Maratona Internacional  de SÃO PAULO, hoje pela manhã. O brasileiro, que se prepara para os jogos de LONDRES, cravou 1 hora, 1 min46, sua melhor marca para uma prova de 21 quilômetros. Na corrida feminina, a queniana PASALIA KIPKOECH CHEPKORIR venceu e bateu o recorde da compatriota ANGELINA MUTUKA.

Nascido em TAQUARA, no RIO GRANDE DO SUL, em 1946, CARLOS ALBERTO PETRY destacou-se na década de 1970 como piloto de corrida. Foi campeão gaúcho de marcas, em 1976, e vencedor em várias provas e categorias do automobilismo do RIO GRANDE DO SUL e do BRASIL como as 12 horas de TARUMÁ. Formado em Direito, manteve escritório de advocacia em sua cidade natal até cerca de quatro anos atrás. Sua principal área de atuação era a cível, mas nunca abandonou seu esporte preferido. Era presidente da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Automobilismo. Morreu hoje, 4 de março, após um infarto. Deixa esposa e dois filhos.
O ex-presidente LULA foi internado hoje no Hospital SÍRIO LIBANÊS com início de pneumonia. Ele deu entrada no hospital após ter febre baixa. LULA está sendo tratado com antibióticos administrados por via endovenosa. O infectologista DAVID UIP fez questão de deixar claro aos jornalistas que não há nenhum processo infeccioso na região da laringe, onde foi diagnosticado um câncer em outubro de 2011. “Ele foi internado mais por precaução, por vir de um diagnóstico de tumor e por ter passado por quimioterapia e radioterapia. Segundo UIP, o ex-presidente não tem previsão de alta, mas não há motivos para maiores preocupações. “O que importa é que nos primeiros sinais de que algo não ia bem, LULA veio ao hospital, exames foram feitos e chegou-se a um diagnóstico inicial.” Os resultados desses exames serão divulgados amanhã. No último dia 17, o ex-presidente encerrou o tratamento radioterápico contra o câncer. Desde o início de seu tratamento, LULA já emagreceu cerca de 12 quilos. Pelo fato de ter dificuldades para se alimentar, submete-se a uma dieta baseada em comidas pastosas.

A retomada da movimentação para a votação da PEC 300 que prevê um piso salarial para as Polícias Militares, com conseqüente reajuste de seus vencimentos, será mais um ingrediente para aumentar a temperatura nas FORÇAS ARMADAS. Os militares estão muito insatisfeitos com os seus salários e alertam que, em vários casos, seus rendimentos são inferiores aos da PM, que são forças auxiliares das FORÇAS ARMADAS. Por isso, reivindicam um reajuste de 47%.

Um garoto de cerca de 14 anos empurra um carrinho de supermercado, com uma mulher que aparenta ser sua mãe desacordada dentro dele. No meio da rua, na esquina da CONSELHEIRO NÉBIAS com a GENERAL OSÓRIO, no centro de SÃO PAULO, um homem sem camisa com um cachimbo de crack na mão beija o capô de um carro que não é dele e fala sozinho. Ao seu lado, outro jovem observa se viaturas da Polícia Militar se aproximam, fazendo função de olheiro para pequenos traficantes locais. São 22 horas de sábado e entre 150 a 200 pessoas se aglomeram para fumar e vender crack no meio da rua, em um ritual que se repete há mais de 20 anos. Agora, os consumidores vagam entre os quarteirões das Ruas SANTA IFIGÊNIA, GUAIANASES, TIMBIRAS, VITÓRIA, DUQUE DA CAXIAS, CONSELHEIRO NÉBIAS, GUSMÕES, GENERAL OSÓRIO e TRIUNFO. Conforme se aproximam viaturas da PM ou seguranças privados com cassetetes, pagos pelos comerciantes da região, eles mudam de lugar e se aglomeram em outro ponto. Dois meses depois de iniciada a OPERAÇÃO CENTRO LEGAL na cracolândia, o consumo e a venda de crack resistem na região, apesar da presença ostensiva da PM e das prisões. As aglomerações e “procissões do crack”, agora, migraram para o coração do PROJETO NOVA LUZ, a poucos metros da região da Rua HELVÉTIA, ALAMEDA DINO BUENO e BARÃO DE PIRACICABA, onde os consumidores ficavam quando Estado e Prefeitura deflagraram a operação – e que agora está sem viciados. Os últimos números divulgados nos balanços da Prefeitura e do governo do Estado, em 1º de março, mostram um volume impressionante de intervenções. Foram presas 377 pessoas só na região – 293 eram acusados de tráfico. Os outros são condenados recapturados pelos homens das Polícias Civil e Militar e Guarda Civil Metropolitana. Na área da Saúde, segundo os dados do governo do Estado, foram 299 internações. Isso significa que, em dois meses, foram retiradas das redondezas 676 pessoas. Quando a OPERAÇÃO CENTRO LEGAL começou, a PM dizia haver cerca de 400 pessoas na região. Ontem à noite a cena que se viu foi a mesma de meses e anos anteriores. Cachimbos de crack eram recolhidos e os nomes das pessoas eram repassados para a Central de Operações da PM, para saber se eram ou não procurados pela Justiça. Abordagem semelhantes ocorreu na Rua APA, dessa vez com cerca de 30 usuários. Em dois meses foram 23 mil abordagens pela PM, o que significa perto de 400 por dia. Mas os usuários não se intimidam e preferem se arriscar para viver o cotidiano intenso da cracolândia.

Os bancos centrais dos países ricos injetaram 8,8 trilhões de dólares em pouco mais de três anos em seus sistemas financeiros, o que provoca fortes críticas de autoridades de nações emergentes e causa uma divisão na comunidade internacional sobre como lidar com a crise. No total, o que a presidente DILMA ROUSSEFF chamou de “tsunami monetário” já supera em cerca de quatro vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do BRASIL. Em uma reunião fechada na BASILÉIA, sede do banco central dos bancos centrais, e com a orientação a todos os participantes para que não vazem nenhum elemento do encontro, o centro do debate foi mesmo a inundação do mercado com dinheiro barato e a intervenção das autoridades monetárias.    

Apesar de milhares de denúncias de fraude na eleição presidencial russa, VLADIMIR PUTIN declarou-se vitorioso hoje ressaltando a disputa “aberta e honesta”. Ele volta para o seu terceiro mandato e será o primeiro presidente com um período de 6 anos. Com 50% das urnas apuradas, PUTIN tinha 64,4% dos votos, mais do que o triplo do segundo colocado, o comunista GENNADI ZYUGANOV (17,1%) que qualificou a eleição de “ilegítima”.

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, confirmou hoje que o tumor retirado na semana passada é maligno e uma recidiva daquele extraído no ano passado. CHÁVEZ, que está em HAVANA, declarou que precisará ser submetido a uma radioterapia “nas próximas semanas”. Ele disse que o novo tumor foi extraído completamente e que os exames não apontaram a possibilidade de metástase. “A evolução médica e os sinais vitais são muito favoráveis”, declarou. O presidente disse estar otimista, apesar de indicar que ainda permanecerá longe de CARACAS para tratamento. “Depois desta etapa inicial de recuperação, que será de várias semanas, vamos fazer um tratamento de radioterapia”, disse. CHÁVEZ acrescentou que os médicos também não descartam “outras opções de tratamento”. Depois de comentar a doença e negar qualquer complicação pós-operatória, CHÁVEZ aproveitou para enviar uma mensagem de apoio ao presidente da SÍRIA, BASHAR ASSAD. “Continuamos a lamentar as agressões contra a SÍRIA”, disse, referindo-se à pressão do OCIDENTE e da LIGA ÁRABE para que cesse a repressão violenta aos opositores que já deixou mais de 7.500 mortos. “Enviamos daqui nossa solidariedade ao povo sírio e ao presidente BASHAR ASSAD”, concluiu CHÁVEZ.    

2 013     :      -      SEGUNDA-FEIRA
Hoje deverei estar no Monumento Mausoléu no período da tarde. Deverá ser gravada a matéria para o programa da TV RECORD “BALANÇO GERAL”, com GERALDO DIAS. Mas também a Sociedade Veteranos de 32-MMDC começa a pensar no processo eleitoral para o último dia útil do mês de abril. Na última reunião do Conselho Superior sugeriu-se que a Assembléia Geral Eleitoral seja realizada no mesmo dia de uma Assembléia Geral destinada a examinar a reforma do Estatuto. Não julgo que isso seja acertado. São duas assembléias bem distintas, com propósitos sérios para o destino da Sociedade e poderão acontecer fatos bastante desagradáveis, como já tivemos em ocasiões passadas. A Assembléia Geral que mudou o Estatuto em dezembro de 2004 foi muito tumultuada. A inauguração da PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI em 16 de março também requer uma atenção especial, devendo ser feita uma ampla divulgação sobre esse evento tão auspicioso para a Sociedade.
Assim é que passo uma manhã dedicada às minhas memórias. Recebo o seguinte e-mail:
Como mosqueteiros
" UM POR TODOS, TODOS POR UM"
Abs
João Francisco de Aguiar, prof.
11 – 95456261
ps. notícias favoráveis em SPedro, museu marcado para 11 de maio, pessoas contatadas agraciadas devem confirmar, mudança do monumento passou pela câmara e deve ser sancionada pelo prefeito para a reinauguração em 09/07/2013.Minhas duas vice decidiram declinar por ora do MMDC embora já tenham justificado seu merecimento pelo que já publicaram na imprensa local, declinam por entenderem que e 2014 será mais apropriado, estou em boa companhia. Vamos em frente.

Por volta das 13 horas já estou no MMDC. A RECORD já entrou em contato para dizer que dois carros estarão se deslocando para buscar o veteraníssimo AGENOR LIMA em sua residência no IPIRANGA (Rua MÁRIO VICENTE) e o nosso ex-comandante do Exército Constitucionalista, ALFREDO PIRES. AGENOR está com cem anos de idade e PIRES tem 92. Irão comigo para o Monumento Mausoléu do Ibirapuera, onde aguardaremos a chegada do GERALDO DIAS para a entrevista que redundará na matéria para o programa “BALANÇO GERAL”. Tudo isso é feito em pouco tempo e estamos no Monumento bem antes das 16 horas. Também faz parte da equipe uma historiadora, trazida pela própria TV RECORD.
GERALDO DIAS é detalhadista. Quer conhecer os detalhes do Monumento Mausoléu. Fixa-se, no entanto, na escada em caracol que permite subir ao topo do Obelisco. Aventura-se mesmo a fazer essa façanha, mas não passa dos 20 metros. (A altura do Obelisco é de 72 metros, partindo do térreo, e de 81 metros contando a cripta). Esse trabalho todo deverá ir ao ar amanhã das 12 às 14 horas.
Terminada a gravação, somos conduzidos aos nossos lugares de origem. Chego na Sociedade quando já passam das 18 horas. Meu primeiro trabalho é divulgar o horário do programa “BALANÇO GERAL” para todos os nossos associados. Também coloco essa chamada em meu blog. Retorno para GUARULHOS depois das 20 horas.
CONTAGEM - O primeiro dia do julgamento do goleiro Bruno Fernandes, acusado de sequestrar e mandar matar a ex-amante Eliza Samúdio, e de sua ex-mulher Dayanne Rodrigues do Carmo, processada pelo sequestro e cárcere privado do bebê que o jogador teve com a vítima, foi marcado por pelo menos duas acaloradas discussões entre representantes da acusação, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues e advogados de defesa dos réus. Desde o início dos trabalhos na manhã desta segunda-feira (4) no fórum de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, defensores protagonizaram bate-bocas que levaram a magistrada a interromper a sessão algumas vezes. A primeira discussão ocorreu logo no início da manhã, antes mesmo do sorteio dos jurados que compõem o conselho de sentença, quando o assistente de acusação, o advogado José Arteiro Cavalcante, acusou um dos representantes de Bruno, Lúcio Adolfo da Silva, de "desrespeito" e ambos levantaram a voz com dedos em riste. Durante a tarde, Adolfo protagonizou outro atrito, desta vez com o promotor Henry Wagner Vasconcelos, que chegou a dizer que se sentiu "ameaçado" quando o advogado, no meio do depoimento de uma testemunha, afirmou que "o bicho vai pegar" no julgamento. E, em vários momentos ao longo do dia, a juíza discutiu com Ércio Quaresma Firpe, polêmico advogado que representava Bruno durante as investigações, deixou o caso após aparecer em um vídeo fumando crack. Ele voltou a atuar no processo como defensor do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que será julgado a partir de 22 de abril pela acusação de assassinato e ocultação de cadáver de Eliza. Marixa repreendeu o advogado durante a manhã por causa de pedidos que fazia e que, segundo a magistrada não caberiam naquele momento, e durante a tarde, porque Quaresma ficava andando pelo plenário e "soprando" perguntas para serem feitas à delegada Ana Maria dos Santos. Júri: Apesar de o julgamento estar marcado para começar às 9h, as discussões e uma série de questões preliminares apresentadas por acusação e defesa atrasaram o início da sessão. Apenas no fim da manhã foi definido o júri que vai julgar Bruno e Dayanne, composto por cinco mulheres e dois homens, aparentando média de idade em torno de 30 anos. Antes mesmo do sorteio dos jurados, porém, a defesa de Bruno tentou adiar novamente o julgamento. O goleiro e sua ex-mulher já haviam se sentado no banco dos réus em novembro, quando foram julgados - e condenados - o ex-braço direito do atleta, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, outra ex-amante do jogador, Fernanda Gomes de Castro. Uma série de manobras da defesa, porém, levou ao desmembramento do processo, que resultou no julgamento iniciado nesta segunda-feira. Em uma das questões preliminares, Lúcio Adolfo pediu novo adiamento dos trabalhos com o argumento de que há um recurso ainda a ser analisado pedindo que seja retirado dos autos o atestado de óbito de Eliza. O documento foi emitido em janeiro, por determinação de Marixa, afirmando que a vítima foi morta por asfixia no endereço de Bola em Vespasiano, também na região metropolitana da capital. "Com esse atestado, três quesitos já estão respondidos", observou o advogado Tiago Lenoir, que também integra a defesa do goleiro. Além do adiamento do julgamento, os advogados também pediram à magistrada que determinasse a retirada do atestado do processo, mas as duas solicitações foram negadas pela juíza. Cabisbaixo: Ao contrário do julgamento de novembro, quando chegou com a cabeça erguida, Bruno entrou cabisbaixo no salão do Tribunal do Júri no fim da manhã. Mais magro e com semblante abatido, o goleiro manteve a cabeça baixa durante quase todo o dia e apenas em raros momentos levantava os olhos para o plenário. No fim da manhã, o jogador ainda chorou, depois de ter um trecho da bíblia que tinha nas mãos apontado por um de seus advogados. Ele permanece todo o tempo ao lado da ex-mulher, separados apenas por uma cadeira, mas não trocaram nenhuma palavra. A postura de Bruno era bem diferente da de Dayanne, que acompanhou olhando fixamente o depoimento da delegada Ana Maria. Uma das responsáveis pelas investigações, a policial foi a única testemunha ouvida nesta segunda-feira. A maior parte das perguntas feitas pelo promotor foram para confirmar as declarações e as circunstâncias de declarações prestadas no inquérito por um primo de Bruno, Jorge Luiz Rosa, o primeiro a assumir que Eliza foi assassinada em 2010, o rapaz estava com 17 anos. Hoje com 19, Jorge foi arrolado como testemunhas pelo Ministério Público e pela defesa do goleiro, mas não compareceu. Já a defesa de Bruno tentou principalmente mostrar contradições nas declarações da delegada e falhas na apuração do caso, como o fato de o ex-policial civil José Lauriano de Assis Filho, o Zezé, ter sido investigado na época, mas ter sido deixado de lado na conclusão do inquérito. Por determinação do MPE e da Corregedoria-geral da Polícia Civil, uma "investigação suplementar" está em curso para apurar a possibilidade de participação de Zezé e de outro ex-policial, Gilson Costa, no crime. Costa já é réu ao lado de Bola em outro processo, no qual são acusados de matar e sumir com os corpos de dois homens. A defesa de Bruno havia arrolado cinco testemunhas, incluindo Jorge, mas Amir Borges Matos também não compareceu e os advogados decidiram dispensar as outras três. No caso do primo de Bruno, não é possível nem mesmo pedir que a polícia busque o rapaz, já que ele mora em outra cidade e, mesmo intimado, não é obrigado a comparecer ao julgamento. Mas a defesa ainda deve ouvir uma testemunha de Dayanne e vai insistir na tese de que Eliza não morreu. "Por isso pedimos a retirada do atestado de óbito dos autos. E possivelmente vamos recorrer depois", observou Lenoir.
SOROCABA - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, com sede em Campinas (SP), julgou inconstitucional a atuação da Guarda Civil Municipal no policiamento ostensivo, como patrulhamento de ruas e abordagem de suspeitos. A atividade de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública é atribuição da Polícia Militar, segundo o juiz Tony Everson Simão Carmona, da 5ª Turma do TRT. Em sentença divulgada nesta segunda-feira (4), o juiz condenou a Prefeitura de Laranjal Paulista, na região de Sorocaba, a pagar R$ 15 mil de indenização a cada um dos 32 guardas e à multa individual de R$ 500 por dia, caso continuem no patrulhamento. A decisão cria precedente e pode atingir cerca de 230 corporações que reúnem mais de 40 mil profissionais no interior. Os guardas municipais entraram com ação contra o município exigindo indenização por danos morais por exercerem atividade policial irregularmente. Também reclamaram adicional de periculosidade e outros benefícios. A reclamação trabalhista baseou-se no artigo 144, parágrafo 8º da Constituição que estabelece como atribuição da Guarda Municipal a proteção de bens, serviços e instalações do município. A lei municipal que criou a GM em 2007 impõe que os guardas devem "realizar patrulhamento permanente, interagindo com as polícias estaduais", visando à diminuição da violência e da criminalidade. Notificada da sentença, a prefeitura entrou com recurso, mas como a medida não suspende os efeitos da sentença, tirou os guardas da rua e os colocou em escolas e outros prédios municipais. As viaturas e as motos usadas no patrulhamento foram recolhidas à garagem municipal. Os guardas tiveram de entregar as pistolas de choque elétrico que estavam usando. A redução no policiamento preocupa os 25.251 habitantes. O número de guardas é praticamente o dobro do efetivo da Polícia Militar. Em cidades como Tatuí, Tietê e Itu, o número de ocorrências policiais atendidas pela GM é superior ao registrado pela PM. O presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado de São Paulo, Carlos Alexandre Braga, disse que outros julgamentos de tribunais dão respaldo à atuação dessas corporações. Segundo ele, a decisão do TRT atinge apenas a guarda de Laranjal Paulista. "Temos mais de 20 cidades com menos de 50 mil habitantes cujas guardas foram até autorizadas pela Justiça a usar armas, o que a lei, em princípio não permitia." Segundo ele, um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que amplia as atribuições dos guardas municipais tramita desde 2002 e está pronto para ser votado no Congresso Nacional.
RIO - A delegada da 14ª Delegacia de Polícia (Leblon), Flávia Monteiro, que investiga o incêndio no apartamento do desembargador Ricardo Damião Areosa, disse não descartar nenhuma hipótese. De acordo com a Polícia Civil, o filho do desembargador prestou depoimento na noite de domingo (3) e afirmou achar "difícil a hipótese de incêndio premeditado, porque o pai não tinha inimigos". A delegada esteve no local logo após o incêndio, mas devido às condições do apartamento, o trabalho pericial só pôde ser realizado nesta segunda-feira. De acordo com o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), o laudo estará concluído entre 15 e 30 dias. A delegada ainda vai ouvir alguns moradores e o porteiro do edifício. A Defesa Civil foi acionada pelos bombeiros para realizar vistoria no prédio e identificar se houve dano à estrutura ou aos apartamentos vizinhos. Porém, o serviço será executado somente após o trabalho da perícia, para não prejudicar a integridade do local. O desembargador Ricardo Damião Areosa, de 57 anos, e a advogada Cristiane Teixeira Pinto, de 33, morreram na noite de domingo, depois de pularem do apartamento onde moravam, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, para escapar de um incêndio. O casal morava na cobertura de um prédio de quatro andares e não conseguiu abrir a porta, que era blindada. Eles tentaram então pela janela da área de serviço, e saltaram de uma altura de 16 metros. Areosa caiu em cima de um muro e morreu imediatamente. Cristiane atingiu o toldo de um prédio vizinho e chegou a ser socorrida com vida, mas morreu no Hospital Miguel Couto, vítima de traumatismo craniano. De acordo com testemunhas, os bombeiros teriam chegado ao local somente 35 minutos depois do início do incêndio, e os hidrantes da rua estariam sem água. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que a solicitação de socorro foi registrada às 23h24 no quartel da Gávea e a guarnição chegou ao local às 23h30. De acordo com os militares, quando a equipe chegou, o casal já havia saltado pela janela do apartamento. Segundo os bombeiros, a porta blindada do imóvel - com quatro fechaduras - dificultou o acesso. A corporação também informou que, apesar da inoperância do hidrante, não faltou água para o combate ao incêndio, pois foi captada água no prédio vizinho. Areosa era desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de cinco livros, dentre eles "Processo do Trabalho - Teoria Geral do Processo Trabalhista e Processo de Conhecimento", publicado em 2009.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR DA REPÚBLICA EM BRASÍLIA-DF.
PEDRO IVO MOÉZIA DE LIMA, brasileiro, divorciado, Coronel Reformado do Exército, RG nº. 02 366 2370-8, CPF/MF n.º 066 166 078-87, Advogado-OAB/DF 14 858, residente no Setor Sudoeste, no CCSW 01, Lt. 01, Apto 608, Brasília/DF, Tel.061 92193520, advogando em causa própria, com escritório no SCS, Qd. 02 Edifício Serra Dourada Sl. 216, onde recebe as comunicações processuais de praxe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, representar em face do Dr. Claudio Fonteles, de qualificação e endereços até aqui desconhecidos, diante da possível prática de crimes, que ensejam a atuação do Ministério Público.
No último dia 18 de novembro de 2011, a Presidente da República sancionou a Lei Nº. 12.528, que criou a Comissão Nacional da Verdade - CNV.
No corpo da lei pode-se ler que a CNV tem como finalidade: “examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticados no período 1946 a 1985, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”.
Em 10 de maio de 2012 foram nomeados os membros da CNV e em 16 de maio de 2012, ela foi oficialmente instalada e os seus membros efetivamente empossados em suas funções dando início aos trabalhos da Comissão.Desde então várias pessoas  foram ouvidas, muitos relatórios já foram elaborados, várias declarações e entrevistas foram concedidas para a imprensa escrita, falada e televisionada.                
Recentemente, o coordenador da CNV, CLÁUDIO FONTELES, Ex-Procurador Geral da República, concedeu entrevista à jornalista MIRIAN LEITÃO, num programa de TV, no canal da  GLOBO NEWS e fez outras declarações  publicadas em vários periódicos nacionais (Doc. nº 01), dentre eles no CORREIO BRAZILIENSE, em anexo, nas quais AFIRMOU para não dizer ACUSOU publicamente o EXÉRCITO BRASILEIRO de ter aprisionado ilegalmente, portanto, sequestrado, torturado  barbaramente o Deputado RUBENS PAIVA,  tê-lo assassinado nas dependências de um de seus quartéis,  ter desaparecido com o corpo,  ter mentido quanto ao fato, apresentando uma versão fantasiosa para o caso, uma verdadeira “ história cobertura “, para encobrir seu crime.
 Não se trata aqui de questionar se os crimes apresentados pelo Sr. FONTELES e atribuídos ao Exército Brasileiro em suas declarações cinematográficas, espetaculosas aconteceram ou não, se o Exército Brasileiro realmente os cometeu, se foi  responsável por aqueles tristes e lamentáveis acontecimentos daquele período conturbado da nossa história.
O direito à memória e à verdade histórica,  são fundamentais na história de um povo. O Brasil quer saber, o povo tem o direito de saber a verdade, a história verdadeira. O direito à memória, à verdade histórica, a reconciliação e pacificação nacional, só serão possíveis com o conhecimento da verdade real que deveria ser relatada com isenção, e imparcialidade com a participação de todos os envolvidos.
Não é correta a conduta do Sr. CLÁUDIO FONTELES lançar mão ou usar a CNV para outros fins que não que os estabelecidos na lei que criou a CNV e colocá-la à serviço de partidos políticos, de interesses inconfessáveis e usar o palanque da CNV para fazer  acusações tão graves a uma das instituições mais dignas respeitadas do Brasil: o EXÉRCITO BRASILEIRO. O fato de ser o coordenador da CNV não lhe confere direitos acima da lei para fazer acusações tão graves, de tamanha envergadura, contra quem quer que seja. Em anexo apresentamos cópias de várias  publicações com as declarações e entrevistas do coordenador da CNV que, nos termos em que estão vazadas e apresentadas constituem, salvo melhor juízo, crime de CALUNIA, DIFAMAÇÃO E INJÚRIA.
O caso RUBENS PAIVA continua a ser um dos grandes mistérios daquela fase de nossa história. Ao longo desses mais de 40 anos foi alvo de várias investigações, já foi reaberto por diversas vezes com o intuito de esclarecê-lo mais todas as tentativas deram em nada. Continua envolto em mistério.
Vejamos em rápidas linhas um resumo do caso:
O CASO RUBENS PAIVA
RUBENS BEYRODT PAIVA, nascido em Santos/SP, em 26 de dezembro de 1929 — foi um Engenheiro Civil e Político brasileiro desaparecido durante o regime militar, segundo fontes oficiais em 20 de janeiro de 1971.
Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, em 1954. Militou no movimento estudantil na campanha "O petróleo é nosso". Foi presidente do centro acadêmico e vice-presidente da União Estadual de Estudantes-UEE de São Paulo.
Em outubro de 1962 foi eleito deputado federal por São Paulo, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte. Como Deputado teve participação ativa na Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, criada na Câmara dos Deputados para examinar as atividades do IPES-IBAD (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais – Instituto Brasileiro de Ação Democrática). A instituição financiava palestrantes e escritores que escreviam artigos avisando sobre a chamada "ameaça vermelha" no Brasil.
Durante os trabalhos da CPI, RUBENS PAIVA teria descoberto informações comprometedoras sobre alguns militares.
Com a Revolução de março de 1964, teve seu mandato cassado (AI-1) pela junta militar que assumiu o poder a partir da deposição de João Goulart.
Rubens Paiva deixou o país tendo se exilado na Iugoslávia e posteriormente em Paris, França. Quase um ano depois retornou ao Brasil fixando residência no Rio de Janeiro e voltando a exercer sua profissão de  Engenheiro e cuidar de seus negócios, mas sempre fazendo contatos com os exilados.
Regressando de uma viagem a  Santiago, Chile, foi preso por agentes de segurança sob a acusação de envolvimento com pessoas implicadas no sequestro do embaixador americano. Foram encontradas em seu poder cartas e outros documentos que   fizeram com que os agentes da repressão o identificassem como elemento de ligação de "Adriano", codinome de um militante do MR-8 e contato de Lamarca, à época o homem mais procurado do país. RUBENS PAIVA era o que no linguajar dos órgãos de segurança é conhecido como “pombo correio”, um leva e tráz correspondência de terceiros.
No dia 20 de janeiro de 1971, RUBENS PAIVA teve sua casa no Rio de Janeiro invadida e foi preso, por agentes de segurança da Aeronáutica, segundo afirmam seus correligionários de esquerda. Ainda segundo testemunhas, teria saído de casa arrumado de terno e gravata, dirigindo o próprio carro.
Os órgãos de segurança jamais confirmaram essa versão e negaram oficialmente tal ação. Más nunca negaram que RUBENS PAIVA, realmente esteve preso sob sua guarda.
Desde então RUBENS PAIVA foi dado como desaparecido. Segundo nota oficial dos órgãos de segurança, o carro que o conduziu dois dias depois da prisão ao Centro de Operações de Defesa Interna (CODI) teria sido abalroado e atacado por indivíduos desconhecidos que o teriam sequestrado.
Em 1996, após ter sido aprovado o projeto de lei dos Desaparecidos enviado ao Congresso pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, um atestado de óbito reconhecendo sua a sua morte foi entregue à viúva e família.
RUBENS PAIVA é reconhecido legalmente como morto, mas mesmo com a realização de escavações em locais em que possivelmente teria sido enterrado, seu corpo até hoje não foi encontrado.
Digno representante do MPF! Como já frisado anteriormente não se trata aqui de analisar se a versão oficial apresentada pelas autoridades militares da época é verdadeira ou falsa. Já se passaram mais de 40 anos desde o desaparecimento de RUBENS PAIVA. O que na época já era do conhecimento de poucos, por ser assunto sigiloso, depois de tantos anos os fatos perderam-se na névoa do tempo, não deixando qualquer vestígio. Acreditamos hoje ser impossível desvendar aquele mistério.
Ninguém, em sã consciência, pode afirmar qualquer coisa que não seja falsa ou leviana e até mesmo mentirosa sobre o caso. Não há como provar nada. Não há provas materiais, não existe um cadáver e nem ao menos restos mortais que possam atestar que RUBENS PAIVA foi assassinado por tortura, dentro das dependências do DOI/CODI / I Ex. Ninguém, a não ser que esteja mentindo ou cometendo crimes de calúnia, difamação e injuria, pode fazer tais afirmações.
 O representado está baseado em suposições, em indícios sem consistência, declarações de pessoas comprometidas com o passado criminoso da esquerda brasileira, que se dizem testemunhas oculares dos fatos. Ele se apega a escritos e textos desencontrados e até suspeitos. São declarações bombásticas, sensacionalistas, irresponsáveis que têm o objetivo de manchar a imagem da instituição de maior credibilidade junto à população brasileira.
Alerte-se para o fato de que a ausência do cadáver com a consequente comprovação de materialidade delitiva por testemunhas (exame de corpo de delito indireto), nem sempre acarretará a presunção de prática de homicídio, haja vista, como adverte o Mestre NELSON HUNGRIA, “desde que seja formulada uma hipótese de existência do evento “morte”, não é possível uma condenação a título de homicídio. A verossimilhança, por maior que seja não é jamais a verdade ou a certeza, e somente esta autoriza uma sentença condenatória. Condenar um possível delinquente é condenar um possível inocente”.
A posição que Sr. FONTELES ocupa como coordenador da CNV, não lhe confere poderes acima da lei. Ele não pode dizer o que queira sobre quem quer que seja e ficar imune aos ditames da lei, como se estivesse acima do bem e do mal. Principalmente ele, que foi pelo menos teoricamente um paladino da justiça, quando Procurador Geral da República.
E que não se diga que ele está protegido pelas excludentes de ilicitudes ou antijuridicidade das suas declarações, previstas no Código Penal, por estar emitindo uma opinião no cumprimento de um dever de ofício. Tal imunidade deixa de existir e ele responderá pelos crimes cometidos se presente a intenção de ofender. A ofensa expendida foi excessiva, imprópria, abusiva e prejudicial ao correto relato dos fatos e seu autor deve, portanto responder por crime contra a honra.
Dentro desse quadro, um caso envolto em mistérios, em que as marcas do tempo apagaram todos os vestígios, em que todos os crimes prescreveram, em que inexistem provas materiais do crime atribuído ao Exército Brasileiro, em que as declarações e entrevistas concedidas à mídia brasileira de forma bombástica, sensacionalista e irresponsável, expondo de maneira criminosa e insidiosa a imagem e o bom nome dessa instituição amada e respeitada pelo povo brasileiro, o Sr. CLÁUDIO FONTELES, coordenador da CNV, está cometendo, salvo melhor juízo, delitos capitulados no Código Penal Brasileiro entre os CRIMES CONTRA A HONRA.
Ao afirmar que o Exército Brasileiro sequestrou, torturou, assassinou RUBENS PAIVA, desapareceu com o seu cadáver e mentiu quanto aos fatos, se enquadra nos crimes capitulados nos seguintes artigos do Código Penal Brasileiro:
Art 138 Crime de Calúnia:
Imputar falsamente a alguém fato definido como crime.
Art.139  Crime de Difamação:
Imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação.
Art. 140 Crime de Injúria:
Imputar a alguém fato ofensivo a sua dignidade ou o decoro.   
Digno representante do Ministério Público Federal! Aprendemos nos rigores da vida na caserna, nas Escolas Militares que nos formaram, que devemos sempre responder pelos nossos atos e nunca, em qualquer hipótese, fugir das nossas responsabilidades. Faltar à verdade é a transgressão mais grave que um militar pode cometer.
A verdade faz parte das nossas vidas e por isso não a tememos. Tememos, sim, sermos vítimas de uma injustiça, de parcialidade, de discriminação, de vingança, de revanche de um pequeno grupo de desqualificados e derrotados, que hoje está no poder.
Comissão Nacional da Verdade tem o dever de esclarecer os fatos, contar a verdade real para que o direito à memória e à verdade histórica se efetive e para que os fatos acima narrados não venham causar danos ao Patrimônio Público, aqui entendido como o direito à memória e à verdade histórica, que compõem o Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.
Desta maneira, roga-se ao Ministério Público Federal que sejam tomadas as providências que o Digno fiscal da lei julgar necessárias, para que o Sr. CLÁUDIO FONTELES, tão seguro que se sente sobre o desfecho do caso RUBENS PAIVA, o esclareça em definitivo, retirando para sempre as sombras e dúvidas que pairam sobre sua história. Que PROVE QUE O EXÉRCITO BRASILEIRO sequestrou, torturou, assassinou escondeu o corpo e mentiu quanto a realidade dos fatos. Que mostre onde o corpo foi enterrado, as circunstâncias em que sua morte aconteceu, quais foram os culpados e que eles sejam punidos dentro da lei e do ordenamento jurídico pátrio. Caso contrário, que seja responsabilizado penal, civil e administrativamente por suas acusações falsas e levianas, além de ser constrangido a fazer uma retratação pública da ofensa à honra e dignidade do Exército Brasileiro, nos mesmos veículos e nas mesmas proporções de suas infelizes e irresponsáveis declarações.
É uma oportunidade impar para a elucidação do caso e quem sabe assim, a alma do Deputado RUBENS PAIVA possa finalmente ganhar a paz e o descanso eternos, e se livre para sempre dos  falsos “amigos” , parentes e aproveitadores que se jactam e se banqueteiam com sua triste história.
Que assim seja!
Nestes termos,
Pede deferimento.
Brasília, DF, 22 de fevereiro  de 2013.
                        _________________________________________
PEDRO IVO MOÉZIA DE LIMA
OAB/DF 14.858
O paulistano JOSÉ FERNANDO DA COSTA BOUCINHAS, de 69 anos, foi secretário estadual nas pastas de Saneamento, Recursos Hídricos e Energia, Planejamento e Fazenda, no período de 1991 a 1994. Foi também membro e presidente do Conselho de Administração das empresas ELETROPAULO, CIA. PAULISTA DE FORÇA E LUZ, CESP, COMGAS e SABESP. Economista, contador, mestre em administração pela NEW YORK UNIVERSITY e doutor em administração de empresas pela USP, durante 17 anos foi professor nos programas de doutorado e mestrado em administração da Faculdade de Economia e Administração. Nos anos 1990, um dos programas que mais envolveu BOUCINHAS foi a PROJETO TIETÊ, que previa reduzir pela metade a poluição do rio num prazo de dois anos. “Quero ver brevemente o rio sendo utilizado para a realização de regatas, como antigamente”, afirmou na época. Ele até conseguiu captar um financiamento de 500 milhões de dólares. Em artigo escrito para o DIÁRIO DE SÃO PAULO em outubro de 1995, BOUCINHAS lamentou a paralisação do projeto. “Se o governo não explicou a razão de seu desinteresse, a natureza se prontificou a acusar o descaso, fazendo ressurgir as espumas tóxicas nas águas do TIETÊ. Um triste espetáculo que em pouco tempo poderia ser banido para sempre (...) E não é preciso muito. A natureza é pródiga em reagir às ações bem-intencionadas pela recuperação do meio ambiente.” O economista presidiu a BOUCINHAS & CAMPOS, empresa de auditoria e consultoria criada por seu pai, JOSÉ DA COSTA BOUCINHAS, em 1947, e uma das precursoras no ramo. Em 1998, foi candidato a deputado federal pelo antigo PPB. Ele também era colunista da “AMANTES DA VIDA”, uma edição eletrônica dedicada ao público da terceira idade. Em uma entrevista para o portal, disse que adorava viajar, especialmente de navio. E tinha como hobby a edição de filmes. JOSÉ FERNANDO BOUCINHAS morreu hoje, dia 4, após um infarto. Ele teve três filhos, do primeiro casamento, três enteados e netos.
Uma médica se apresentou hoje à Polícia Civil e confessou ter participado das mortes que ocorreram no Hospital EVANGÉLICO, em CURITIBA (PR). KRÍSSIA WALLBACH trabalhava na UTI e admitiu, segundo o delegado MARCUS MICHELOTTO, ter desligado aparelhos de pacientes, seguindo ordens da médica VIRGÍNIA SOARES DE SOUZA, chefe do setor e presa preventivamente há duas semanas. KRÍSSIA responderá em liberdade por ter colaborado com as investigações. Atualmente, a médica mora nos ESTADOS UNIDOS e não tem mais atuação na UTI daquele hospital. Os outros cinco médicos presos negam ter cometidos qualquer crime. Ao todo, são investigadas 26 mortes. Até o dia 11, o Ministério Público analisa o caso para decidir se ingressa com denúncia contra a médica VIRGÍNIA e os outros supostos envolvidos nas mortes. O Hospital EVANGÉLICO confirmou que mais de 200 cirurgias eletivas tiveram de ser canceladas devido a problemas decorrentes da investigações. O superintendente do EVANGÉLICO, ROGÉRIO KAMPA, disse que três anestesistas que estão presos ainda não tiveram a vaga reposta.
O governo de SÃO PAULO anunciou hoje a compra de ambulâncias, a instalação de novas bases operacionais e a contratação de médicos especializados do GRAU (Grupo de Atendimento e Resgate às Urgências) para ampliar a estrutura de resgate médico no Estado. A ampliação terá investimento de 34,7 milhões de reais por meio da Secretaria de Estado da Saúde. O GRAU é referência nacional em resgate médico e atendimento a desastres. Durante o anúncio, o governador GERALDO ALCKMIN disse que o grupou atuou em acidentes graves, sempre fazendo uma “enorme” diferença. “Aqui em SÃO PAULO teremos mais equipamentos, mais ambulâncias, com 136 médicos especializados e 122 enfermeiros”, afirmou o governador. Para reforçar e agilizar o socorro pré-hospitalar, a secretaria comprou 55 novas ambulâncias, com todos os recursos de suporte avançado às vítimas, além de materiais e insumos necessários para o atendimento. Mais nove bases do GRAU serão instaladas nas cidades de BAURU, ARAÇATUBA, RIBEIRÃO PRETO, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, PRESIDENTE PRUDENTE, PRAIA GRANDE, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SOROCABA e PIRACICABA até o próximo ano. O grupo já mantém cinco bases na capital, incluindo o grupamento aéreo, que atuam em toda a região metropolitana de SÃO PAULO.
O colete à prova de balas salvou o soldado THIAGO DOS SANTOS, de 28 anos, ontem à noite, em PARAISÓPOLIS, zona oeste. Ele foi atingido por um tiro na região do coração ao atender uma reclamação de barulho por causa de um baile funk. Mas não se feriu. Outro policial foi baleado no braço. O caso aconteceu às 23 horas, na Rua ITAJUBAQUARA. Quatro viaturas foram à favela, que é tida como um reduto de funkeiros na zona oeste. Ao chegarem ao local onde acontecia o baile, os PMs foram recebidos a tiros. Os policiais pediram reforço. O público do “PANCADÃO” correu. Ferido, o soldado LUCÉLIO DA SILVA,d e 30 anos, foi levado ao Hospital ALBERT EINSTEIN. Ele não corre risco de morte. Um terceiro PM ficou machucado por causa dos estilhaços do vidro da viatura, mas foi medicado e passa bem. Policiais ainda tentaram localizar os atiradores, mas os criminosos sumiram no meio dos moradores.
A rainha ELIZABETH II, da GRÃ-BRETANHA, deixou o hospital hoje parecendo estar bem e sorrindo ao caminhar para a limusine que a aguardava, um dia depois de ser internada com sintomas de gastroenterite. Vestida com um casaco vermelho, a monarca de 86 anos cumprimentou a equipe médica nos degraus do Hospital KING EDWARD VII, no centro de LONDRES, antes de ir embora.
Cardeais católicos se apresentaram hoje no VATICANO para as reuniões preliminares que buscam definir o perfil ideal do novo papa para liderar a Igreja num momento de crise. Eles chegaram em carros particulares, táxis e micro-ônibus, no primeiro dia das chamadas congregações gerais, reuniões a portas fechadas nas quais muitos religiosos terão a oportunidade de se conhecer pessoalmente. Nessas reuniões será marcada a data do início do conclave – reunião, também secreta, em que cardeais com até 80 anos escolherão um novo papa para substituir BENTO XVI, que renunciou em fevereiro. Aparentemente, a intenção do VATICANO é concluir a eleição já na semana que vem para que o novo papa possa tomar posse antes do Domingo de Ramos, em 24 de março, comandando assim as celebrações da Semana Santa e Páscoa.         
2 014     :      -    TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL
Meu computador está sofrendo uma transformação desde ontem à noite. O ROBERTO DANTAS (BETÃO) está instalando o WINDOWS 7, em substituição ao XP, que segundo informações, ficará totalmente desprotegido a partir de 14 de abril. Ontem, ele transferiu todos os arquivos para o DISCO E (um HD escravo que ele mesmo introduziu no computador há anos atrás). Mas confesso que estou preocupado. Não consigo encontrar esses arquivos. Vou ter que esperá-lo voltar hoje para aprender algo mais em matéria de computação. Pela manhã estou atualizando as matérias nos dias 3 e 4 de março.
Bem mais tarde, BETÃO retorna para instalar o WINDOWS 7. Ensina-me onde colocou todo o arquivo no HD escravo. Passa algumas horas formatando tudo, inclusive os programas que são necessários na o pleno funcionamento do computador.

A chuva forte que caiu nesta tarde na capital de SÃO PAULO provocou pontos de alagamentos, derrubou árvores e, como é de praxe, desligou semáforos, complicando o trânsito na volta do feriado prolongado do Carnaval. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura chegou a decretar estado de atenção na capital, exceto no extremo sul, em função do risco de alagamentos. A Avenida PROFESSOR LUIZ IGNÁCIO DE ANHAIA MELLO ficou intransitável nos dois sentidos, assim como um trecho da SANTO AMARO, na zona sul.
Um homem de 40 anos morreu afogado, hoje, na represa de GUARAPIRANGA. O lugar onde ocorreu o afogamento fica no fundo de um sítio, longe da área de prevenção dos guarda-vidas. Também na represa de GUARAPIRANGA, no início de fevereiro, a atleta DIENIFER D´ÁVILA LORETO, de 15 anos, integrante da Confederação Brasileira de Canoagem morreu afogada durante treinamento. Em um dos casos mais trágicos registrados este ano, cinco crianças morreram enquanto nadavam em uma represa, em SANTO ANDRÉ, ABC, em janeiro.

Enquanto as notas do Carnaval de SÃO PAULO eram anunciadas no ANHEMBI, os terços não escaparam dos dedos da presidente SOLANGE CRUZ BICHARA REZENDE. A fé da líder da escola de samba MOCIDADE ALEGRE, que neste ano teve como enredo “ANDAR COM FÉ EU VOU, EU A FÉ NÃO COSTUMA FALHAR! É GRANDE”. E, pelo visto, o talento dela também. Afinal, hoje, depois de um período de 14 anos, o Carnaval de SÃO PAULO voltou a ter uma tricampeã – o último feito aconteceu entre 1998 e 2000, com a escola VAI-VAI, do bairro do BIXIGA. SOLANGE, é claro, foi às lágrimas ao receber a notícia do prêmio e festejou: “Isso aqui está sendo histórico. Ganhamos também em 1971, 1972 e 1973, graças a Deus! Trabalhamos muito, o ano inteiro. Nós fizemos um trabalho legal. Mesmo assim, nunca entramos pensando que vamos ser campeões ou tricampeões. O que vale é ali, na hora, na pista”. A coleção de prêmios está ganhando corpo – já são dez títulos do Grupo Especial (A VAI-VAI, maior campeã do Carnaval de SÃO PAULO, tem 14). SOLANGE atribui o feito a muita fé e também o respeito às outras escolas. Em segundo lugar ficou ROSAS DE OURO; em terceiro, ÁGUIA DE OURO; em quarto, ACADÊMICOS DO TUCURUVI; em quinto, DRAGÕES DA REAL; em sexto, ACADÊMICOS DO TATUAPÉ; em sétimo, TOM MAIOR; em oitavo, IMPÉRIO DA CASA VERDE; em nono, VAI-VAI; em décimo, GAVIÕES DA FIEL; em décimo-primeiro, X-9 PAULISTANA; em décimo-segundo, NENÊ DE VILA MATILDE; em décimo-terceiro, PÉROLA NEGRA e em último lugar a LEANDRO DE ITAQUERA. As duas escolas que subiram para o Grupo Especial de SÃO PAULO, LEANDRO DE ITAQUERA e PÉROLA NEGRA vão retornar ao Acesso em 2015, após ficarem com as duas últimas colocações na apuração de hoje.
   
Não faltou disposição para os foliões do BLOCO URUBÓ, hoje, no último dia oficial do Carnaval. A Praça da Matriz, na FREGUESIA DO Ó, foi tomada por famílias que encontraram no bairro da zona norte uma opção mais tranqüila para pular, dançar, cantar e, de quebra, resgatar a tradição dos carnavais de rua, com marchinhas clássicas. Mas a festa nas ruas da capital não param com a quarta-feira de cinzas. Há blocos programados até pelo menos o dia 16 de março. E muita gente parece disposta a prolongar o Carnaval. São pelo menos 17 grupos programados nas duas próximas semanas. O URUBÓ surgiu em 2010 “de amigos para amigos”, segundo os organizadores. Acabou crescendo e, neste ano, recebeu em média mil pessoas por dia.

Um incêndio nesta manhã destruiu ao menos 15 barracos na comunidade PARADA DE TAIPAS, no Conjunto CITY JARAGUÁ, zona oeste. Dez viaturas dos bombeiros foram acionadas para conter as chamas. De acordo com a corporação, não houve vítimas. O incêndio, que começou por volta das 7 horas, demorou cerca de duas horas para ser controlado. As causas do fogo não foram identificadas e serão investigadas. Em dezembro de 2013, um incêndio de grandes proporções destruiu aproximadamente mil barracos na favela de PARAISÓPOLIS. Em 2012, durante a campanha eleitoral o prefeito FERNANDO HADDAD prometeu retomar o PREVIN, programa municipal que prevê a instalação de brigadas de incêndio formadas por membros das próprias comunidades.

O jornalista CELSO MAZZIERI, de 45 anos, está desaparecido desde a madrugada de sexta-feira, dia 28 de fevereiro, segundo informações de familiares. De acordo com a irmã dele, STELLA MAZZIERI, a última informação que ele deu foi a de que estava indo a PORTO FELIZ, mas não voltou para casa.

Um micro-ônibus tombou e deixou ao menos 11 pessoas feridas na noite de segunda-feira, em ITAQUERA. Nenhuma das vítimas, segundo os bombeiros, corre risco de morte. O caso mais grave é de suspeita de fratura na perna. O acidente foi na Avenida JACU-PÊSSEGO, altura da Rodovia AYRTON SENNA, pouco após às 2 horas. Ao menos cinco equipes de resgate socorreram os feridos a hospitais da região. Não se sabe ainda as causas do acidente, mas a polícia acredita que o veículo estava acima da velocidade permitida.

O PM SANDRO DA SILVA, de 39 anos, reagiu a uma tentativa de roubo, por volta das 23 horas de ontem, na Rua DOUTOR LUIZ AYRES, em ITAQUERA, e matou KAIQUE DA SILVA LIMA PEREIRA, de 17 anos, descobriu depois que o assaltante era filho do policial-militar HIPÓLITO ALVES PEREIRA JÚNIOR, de 40 anos. Outro menor que participou do assalto levou um tiro no pé. O policial estava parado no semáforo em uma moto, uma YAMAHA FAZER, quando os dois adolescentes chegaram a pé e anunciaram o roubo. Segundo o PM, um deles estava armado. O PM SANDRO desceu da moto e a entregou aos bandidos. Em seguida, no entanto, se protegeu atrás de um carro que estava parado no farol e deu voz de prisão para os adolescentes. Um dos menores, que depois foi apreendido, apontou o revólver em sua direção e acertou os dois rapazes. Mesmo ferido, o adolescente fugiu para um terreno baldio, mas foi apreendido pelo PM. KAIQUE ainda teria tentado dirigir a moto, mas 200 metros à frente caiu e morreu no local. Os adolescentes já tinham passagem por roubo. O ladrão ferido foi encaminhado ao Hospital SANTA MARCELINA, onde passou por cirurgia. O pai de KAIQUE disse que não convivia com o filho e só soube ontem que ele já havia sido apreendido por roubo. “Estou chateado, mas aliviado porque ele não tirou a vida de um pai de família. Eu não convivia com ele”, disse.

Cidades do interior de SÃO PAULO vivem uma onda de ataques criminosos desde a noite de domingo. A cúpula da Polícia Civil descartou hoje, com veemência, se tratar de uma retaliação do PCC,  a facção criminosa que domina os presídios paulistas, após a revelação, na semana passada, de um plano para resgatar líderes do grupo presos em PRESIDENTE BERNARDES, entre eles MARCO WILLIANS CAMACHO, o MARCOLA.
Os incêndios, todos na região de BAURU, começaram em PROMISSÃO, cidade pacata com 40 mil habitantes. Seis veículos foram destruídos. Um coquetel-molotov foi jogado em uma base da Polícia Militar. Um jovem de 18 anos e três adolescentes de 13,14 e 16 anos foram detidos.
Hoje, em OURINHOS, um caminhão também foi consumido pelas chamas. Em ASSIS, uma BRASÍLIA foi incendiada por volta das 3 horas. Quase ao mesmo tempo, outros dois carros foram queimados no pátio de um lava-rápido, no centro da cidade. Em SANTA CRUZ DO RIO PARDO, uma caminhonete de um policial militar, que estava na garagem de um vizinho, também foi incendiada. BAURU também teve dois carros queimados. Ainda nesta madrugada, uma bomba caseira atingiu a casa de um policial rodoviário em PROMISSÃO. Ele estava trabalhando no momento do ataque e só a mulher dele estava em casa. Ninguém ficou ferido. Um outro carro foi incendiado na cidade.
O diretor do DEINTER 4, BENEDITO VALENCISE, acredita que os casos são isolados e podem ser uma represália. “Na semana passada, após investigação, prendemos 199 pessoas, inclusive traficantes que atuavam na região. As provas mostram que são casos isolados e não foram orquestrados. As pessoas podem ficar tranqüilas porque estamos investigando e vamos prender os criminosos”, disse.      

Após passar por cirurgia no baço, no Hospital SOUZA AGUIAR, no RIO, a jovem MARINA PINTO BORGES, de 22 anos, que caiu da ponte que liga o RIO a NITERÓI após capotar com o carro na segunda-feira, foi transferida para um hospital particular no MÉIER. Segundo o namorado de MARINA, VINÍCIUS MOUTA, ela não se lembra do que aconteceu e passa bem. O carro despencou de uma altura de 70 metros. MARINA foi socorrida por um rebocador que passava perto do local do acidente. Uma lancha foi acionada e marinheiros tiraram a motorista da água.

A modelo LORRANE MELO, de 27 anos, se recupera bem do tiro que levou na cabeça durante um assalto à residência de sua sogra do no dia 27 de fevereiro. Segundo o diretor do Hospital de Urgências de GOIÂNIA, ANTÔNIO GUISE, a evolução no estado de saúde da paciente é otimista. “As perspectivas são boas. Ela está se alimentando, está consciente da situação dela, ela fala. Então, o estado geral dela é bom nesse sentido”, disse o medico à TV ANHANGUERA. De acordo com informações da emissora, LORRANE está internada consciente e em estado regular na UTI, onde deve permanecer pelo menos até amanhã. A jovem tem se recuperado do edema provocado pelas lesões no lado direito do rosto. LORRANE foi baleada na quinta-feira passada em GOIÂNIA, quando três homens invadiram a casa. Ela estava com o marido e o filho, de 1 ano e quatro meses e levou o tiro quando estava rendida, deitada no chão e com o filho nas costas. A polícia prendeu um dos ladrões que admitiu ter dado o tiro. Os outros dois estão foragidos.

Uma forte tempestade de inverno atingiu a costa leste dos ESTADOS UNIDOS com granizo, neve e frio ártico, forçando o cancelamento de cerca de 2.250 voos, paralisando WASHINGTON e fechando escolas e escritórios do governo no local. Os governadores de NEW JERSEY, DELAWARE, MISSISSIPI e TENNESSEE declararam estado de emergência. As temperaturas chegaram a 15 graus negativos. Alertas para a queda das temperaturas foram feitos da fronteira do CANADÁ até o TEXAS.

A SÍRIA encaminhou cerca de um terço de seu estoque de armas químicas, incluindo gás mostarda, para destruição, disse a OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) hoje. Foram seis carregamentos de agentes tóxicos, como parte de um acordo acertado no ano passado. A OPAQ disse ter confirmado que mais dois carregamentos rumaram para o porto de LATAKIA, no norte sírio, e devem ser transferidos para instalações de destruição na INGLATERRA e na ALEMANHA.

O presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, acusou hoje a oposição ucraniana de ter cometido um “Golpe de Estado” e “uma tomada de poder pelas armas”. Ele declarou que o único presidente legítimo do país é VIKTOR YANUKOVYCH e não descartou o uso da força na UCRÂNIA como “último recurso”. Foi a primeira declaração pública do líder russo desde a destituição de YANUKOVYTCH. “Do ponto de vista jurídico, há um único presidente legítimo, está claro que não tem poder”, afirmou.
PUTIN disse que no momento não há necessidade de usar a força, mas que a RÚSSIA se reserva o direito de fazê-lo em casos extremos. “Se tomarmos a decisão de usar as Forças Armadas na UCRÂNIA, seria completamente legítimo”, sustentou.
Em relação à região da CRIMÉIA, de população majoritariamente russa, ele garantiu que não pretende anexar a península e não tem interesse em estimular sentimentos separatistas no território. O presidente negou ainda que tropas russas tenham tomado a CRIMÉIA. Agências de notícias, no entanto, confirmaram, enquanto PUTIN dava entrevista, que soldados russos continuavam circulando pelas ruas de SIMFEROPOL, capital da CRIMÉIA.
PUTIN ainda advertiu os países que consideram sanções contra a RÚSSIA. “Pensem primeiro nos danos se tais medidas forem impostas”, disse. O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, foi um dos que condenaram a intervenção militar russa no território ucraniano e advertiu que, se insistir em uma ação militar, a RÚSSIA pode enfrentar um isolamento político e econômico internacional. “Todas as ameaças contra a RÚSSIA são contraproducentes e prejudiciais”, respondeu PUTIN, acrescentando que a RÚSSIA estava pronta para sediar o G8, mas, se os líderes ocidentais não quiserem participar”, “eles não precisam”.   

4 DE MARÇO DE 2015    :     -     QUARTA-FEIRA
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/ CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 852110-7 Ricardo Campos de Camargo - CPA/M-1 - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0585/15 - Pr. 5.612.851/15).

Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, §
2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da
Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92
e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada
pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes
às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais,
contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei
10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj PM
864051-3 Uilson Franca - 30º BPM/M - Mauá/SP (TLTS e FRCTS DP-0586/15 - Pr. 5.651.248/15

DIÁRIO DE SÃO PAULO      LUTO
ÍCONE DA MÚSICA SERTANEJA. JOSÉ RICO MORRE AOS 68 ANOS.
Conhecido pela dupla com MILIONÁRIO, cantor foi hospitalizado após sentir dores no corpo e morreu em decorrência de infarto.
Morreu na tarde de ontem, aos 68 anos, o cantor JOSÉ ALVES DOS SANTOS, conhecido como JOSÉ RICO, da dupla sertaneja que formava com MILIONÁRIO. Segundo o site oficial dos músicos, a morte foi decorrente de uma parada cardíaca por consequência de infarto.
Pela manhã, ele foi hospitalizado em AMERICANA (SP) com problemas no coração, rins e joelho, mas a morte foi repentina - no fim de semana, a dupla chegou a fazer shows em BOITUVA e OSASCO e, hoje, participaria de uma gravação do "RITMO BRASIL", da REDE TV!
Segundo informações da assessoria de imprensa, o enterro será hoje, às 15:30 horas, no Cemitério da SAUDADE, de AMERICANA. O velório, aberto ao público, foi realizado na noite de ontem.
Um dos primeiros expoentes da música sertaneja, apontado como influência por duplas consagradas como CHITÃOZINHO & CHORORÓ e ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO, JOSÉ RICO nasceu em SÃO JOSÉ DO BELMONTE (PE), em 1946, mas logo se mudou para TERRA RICA (PR), onde ganhou o apelido que adotou para a vida.
Em 1968, mudou-se para SÃO PAULO e conheceu ROMEU JANUÁRIO DE MATOS, o MILIONÁRIO, com quem formaria a dupla chamada de "as gargantas de ouro do BRASIL". Juntos, gravaram sucessos como "TRIBUNAL DO AMOR", "DE LONGE TAMBÉM SE AMA", "JOGO DE AMOR", "O TROPEIRO". Nenhuma canção fez mais sucesso, no entanto, que "ESTRADA DA VIDA", que vendeu milhões de cópias e inspirou o filme "NA ESTRADA DA VIDA" (1980), dirigido por NELSON PEREIRA DOS SANTOS e estrelado pela própria dupla.
A produção fez sucesso também fora do BRASIL e rendeu um convite do governo chinês para que MILIONÁRIO & JOSÉ RICO fizesse uma excursão de intercâmbio cultural por lá.
Em 1991, a dupla chegou a se separar e, durante o hiato, JOSÉ RICO lançou os discos solo "UMA LUZ NO MEU CAMINHO" e "VOLTEI PARA FICAR". MILIONÁRIO e JOSÉ RICO retomaram a parceria em 1994, com o álbum "NASCI PARA TE AMAR".
O último lançamento da dupla ocorreu em 2008, com o CD e o DVD "ATRAVESSANDO GERAÇÕES" - que, como indicava o título, pretendia mostrar que o sucesso de MILIONÁRIO & JOSÉ RICO não se restringia ao público mais antigo.
Em entrevista ao site UOL, JOSÉ RICO explicou a longevidade da dupla: "O segredo do sucesso é simplicidade e humildade. Porque fazer sucesso é fácil. Difícil é manter. O cara faz um sucesso e já quer ser dono do mundo. Isso tudo é frescura. A arte não gosta disso. O artista passa, e a arte fica".
JOSÉ RICO, com certeza, vai deixar sua arte para a posteridade. E se despede com a letra de seu maior sucesso: "MAS O TEMPO CERCOU MINHA ESTRADA / E O CANSAÇO ME DOMINOU / MINHAS VISTAS E ESCURECERAM / E O FINAL DESTA VIDA CHEGOU....."

No COMANDO MILITAR SUDESTE acontecerá nesta manhã uma solenidade em que será homenageado o GENERAL DE EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, que foi Comandante do CMSE até 24 de abril do ano passado. O GENERAL DE EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, atual comandante, reúne as tropas do SUDESTE para prestar as honras que o atual CHEFE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO merece. No próximo dia 12 o GENERAL ADHEMAR passará o cargo para o GENERAL DE EXÉRCITO SÉRGIO WESTPHALEN ETCHEGOYEN e passará para a reserva.
Por volta das 8 horas MARINEI vem me buscar com seu carro e me leva até o COMANDO MILITAR SUDESTE. Ela entra de serviço no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 às 10 horas.
Vamos encontrar no quartel o GENERAL DE EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, que, juntamente com seus oficiais, aguarda a chegada do GENERAL ADHEMAR. Fico contente ao ver vários associados do MMDC presentes: ALFREDO PIRES e sua senhora dona NAIR; AMADO RÚBIO e sua filha LÍGIA, ORÍTIA ABREU SERAFIM, ANTONIO CARLOS ARISTIDES, advogada MARIA LÚCIA CAMARGO. Não vejo presentes WILLIAM MASCARENHAS e nem FERNANDO MORENO, que prometeram comparecer a este evento.
Logo chega o GENERAL ADHEMAR e seu fiel escudeiro o CAPITÃO AVANCINE. Ele é muito festejado. Durante o seu comando fez uma legião imensa de amigos. Estão presentes também o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR MARCELO KANITZ DAMASCENO, o presidente do TJM, JUIZ PAULO ADIB CASSEB, acompanhado do CORONEL JUIZ PM ORLANDO GIRALDI, CORONEL JUIZ PM ANTONIO AUGUSTO NEVES (aposentado), CORONEL PM SEVERO, JUIZ RICARDO MONTE SERRAT (nosso presidente do Núcleo SARGENTO MACHADO, em RIBEIRÃO PRETO), GENERAL DE DIVISÃO SARDINHA, GENERAL DE DIVISÃO IKEDA, GENERAL DE DIVISÃO CLÁUDIO COSCIA MOURA, CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, ANTONIO CARLOS GAROFALO, MEYRE MÉDICI LA SCALEIA, CID DEVISATE, MILTON BASILE,  e muitos outros conhecidos.
Essa solenidade de despedida do GENERAL ADHEMAR é muito emocionante. Os discursos dos GENERAIS ADHEMAR e CAMPOS são tocantes. É uma solenidade diferente, sensível, amorosa, como se fosse uma reunião em família. Os hinos tocados, as músicas escolhidas para presentear o GENERAL ADHEMAR mexem com nossos corações.
Após o desfile da tropa em homenagem ao GENERAL ADHEMAR, vamos todos para o CÍRCULO MILITAR, onde é servido um almoço. Converso com o JUIZ RICARDO MONTE SERRAT, que quer fazer alguns eventos no mês de abril pelo Núcleo MMDC "SARGENTO MACHADO". O SARGENTO MACHADO, que dá o nome ao núcleo, é justamente o avô do GENERAL ADHEMAR. Ele foi muito citado ontem numa solenidade no 6º BIL (CAÇAPAVA), onde o GENERAL ADHEMAR recebeu também as homenagens da tropa do antigo 6º RI. O JUIZ RICARDO MONTE SERRAT esteve presente nesse evento e conta como foi que aconteceu essa cerimônia especial ao querido general que está se despedindo da vida ativa.
Acompanhado da advogada MARIA LÚCIA CAMARGO, AMADO RÚBIO e LÍGIA, deixamos o CÍRCULO MILITAR quando já passam das 13 horas.
Vou para o Obelisco do IBIRAPUERA. Estou cansado e sinto que não é fácil fazer a caminhada até o Monumento Mausoléu.
MARINEI já ultimou os trabalhos para a solenidade de 15 de março, onde homenagearemos o nosso eterno presidente CAPITÃO GINO STRUFFALDI, na praça que leva o seu nome. Todos os convites já foram encaminhados.
Recebemos a visita do HERNNANY GUTIERREZ, acompanhado de seus pais. Ele vem trazer os diplomas da Medalha MMDC que será entregue em 25 de março em solenidade programada pelo núcleo de ATIBAIA. O HERNNANY passou por delicada cirurgia da vesícula que, inflamada, quase lhe causou a falência de outros órgãos. Está se restabelecendo da operação e seus pais têm enorme cuidado pela sua saúde.
Também nos visita nesta tarde o nosso associado MILTON BASILE. E com tudo isso o tempo passa muito depressa nesta quarta-feira. MARINEI vai me levar até em casa, como tem feito desde que transferimos a sede do MMDC para o Obelisco. Ela presta um serviço importantíssimo à Sociedade, ou seja, cuidando do presidente que, aos 78 anos, tem dificuldades de locomoção.

O SAN LORENZO pode ter o PAPA FRANCISCO como torcedor, mas, na LIBERTADORES, o santo do CORINTHIANS é bem mais forte. Jogando na ARGENTINA, o TIMÃO viu o rival perder boas chances, mas, na sua vez, ELIAS não desperdiçou: 1 a 0. Assim como o TIMÃO em 2013, a equipe argentina foi punida por conta de sinalizadores e teve de jogar com portões fechados. Sem torcida, o clima da partida era mais de treino do que de LIBERTADORES. Ainda mais que TITE berrando bastante para corregir o time. Seja por sorte ou competência - ou os dois - o TIMÃO alcançou a segunda vitória em dois jogos na competição. A liderança do Grupo 2 está nas mãos e a classificação, bastante encaminhada.

Depois de um começo difícil na COPA LIBERTADORES, quando perdeu para o THE STRONGEST por 3 a 1 logo na estreia, o INTERNACIONAL se recuperou na competição continental. Hoje venceu o EMELEC por 3 a 2, em jogo que teve duas viradas no placar. O nome do duelo foi o recém-contratado RÉVER, capitão na conquista da LIBERTADORES de 2013 pelo ATLÉTICO MINEIRO.
Pelo Grupo 1, o do ATLÉTICO MINEIRO, os chilenos do COLO-COLO aproveitaram o fato de estarem jogando em casa e venceram a equipe do ATLAS por 2 a 0. Os dois gols foram marcados por PAREDES. Agora, o COLO-COLO possui seis pontos e assume a vice-liderança de sua chave.

O PALMEIRAS viveu um choque de realidade na estreia da COPA DO BRASIL. Acostumado a jogar no excelente gramado do ALLIANZ PARQUE, os comandados de OSWALDO DE OLIVEIRA enfrentaram o VITÓRIA DA CONQUISTA em um campo que poderia ser chamado de pasto. Apesar das dificuldades, os visitantes venceram a partida por 4 a 1. Com o resultado, o VERDÃO conseguiu eliminar a partida de volta. Agora, na próxima fase, o clube enfrentará o vencedor do duelo entre ESTRELA DO NORTE - ES e SAMPAIO CORRÈA - MA - no jogo de ida, deu ESTRELA: 3  2.

A Corregedoria da Prefeitura de SÃO PAULO puniu três servidores acusados de corrupção com suspensão de 120 dias. As decisões foram publicadas no DIÁRIO OFICIAL. Um dos suspensos é o engenheiro ROBERTO DE FARIA TORRES, suspeito de receber propina durante a CPI dos Alvarás na Câmara Municipal. Nos últimos cinco anos, ele adquiriu 19 imóveis. Um deles é uma mansão com 23 cômodos em três andares - incluindo sete suites, duas cozinhas e sala de sinuca, mais 11 banheiros, piscina e garagem para 12 carros. Em uma gravação exibida pelo "FANTÁSTICO", TORRES aparece pedindo 15 mil reais a um comerciante em troca da emissão de um laudo para ele manter o estabelecimento aberto. TORRES nega as acusações. Os outros dois suspensos, ALOÍSIO FERRAZ DE CAMARGO e WILLIAM DE OLIVEIRA DEIRO COSTA, apareceram nas investigações da MÁFIA DO ISS. Eles são acusados de cobrar propinas e, em troca, davam "descontos" no ISS das obras.

Um grupo com cerca de 1,5 mil integrantes da União dos Movimentos de Moradia protestaram, hoje, em frente ao PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, no MORUMBI. Eles foram até a sede do governo paulista para pedir ao governador GERALDO ALCKMIN (PSDB) a construção de moradias populares e soluções para a crise hídrica. O grupo saiu do PARQUE DO POVO, na zona sul, e percorreu várias ruas até chegar ao MORUMBI. O trânsito foi interrompido no sentido PONTE DO MORUMBI, o que complicou o tráfego na região e provocou um grande congestionamento.  

Os presidentes do Senado, RENAN CALHEIROS, e da Câmara, EDUARDO CUNHA, afirmaram hoje que não foram comunicados se seus nomes estão na lista entregue pela Procuradoria-Geral da República ao STF para investigar 54 pessoas envolvidas na OPERAÇÃO LAVA JATO. "Não fui comunicado por ninguém e acredito que o EDUARDO (CUNHA) também não foi, nem pelo Planalto", disse RENAN à "FOLHA DE SÃO PAULO".
Em depoimento à CPI no ano passado, a contadora de ALBERTO YOUSSEF, MEIRE POZA, afirmou que o doleiro negociou com CALHEIROS uma operação financeira de 25 milhões de reais envolvendo o fundo de pensão dos Correios, o POSTALIS, ligado ao PMDB, para financiar um negócio do doleiro. Mas, segundo MEIRE, a negociação não se concretizou porque YOUSSEF foi preso dias depois. CALHEIROS afirma "que nunca esteve, agendou conversas e nunca ouviu falar de ALBERTO YOUSSEF e de sua contadora".
O presidente da Câmara garantiu que não está apreensivo com a possibilidade de ser investigado no STF. "Já fui vítima de uma "alopragem" há dois ou três meses e se essa "alopragem" não foi suficientemente esclarecida, que o seja. E qualquer outra "alopragem" que possa aparecer estarei pronto sempre a esclarecer. Ninguém está imune absolutamente a nenhum tipo de investigação", respondeu. "Que seja investigado tudo aquilo que se propõem a investigar. Mas espero que não sejam investigações de natureza política", continuou CUNHA. O parlamentar informou que deve contratar para a sua defesa o ex-procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA.
RODRIGO JANOT, recomendou ao STF o arquivamento da citação feita ao senador AÉCIO NEVES na OPERAÇÃO LAVA JATO. AÉCIO, que é presidente do partido, comemorou a decisão e disse que houve uma movimentação do governo para tentar envolver a oposição no caso. YOUSSEF disse que soube que o senador AÉCIO NEVES recebeu dinheiro desviado de FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS no período em que era deputado federal. O doleiro, no entanto, não apresentou qualquer documento que comprovasse a propina. A senador GLEISI HOFFMANN e o seu marido, o ex-ministro PAULO BERNARDO, tiveram pedidos de inquérito aceitos pelo procurador-geral.

Dois dias depois de ouvir do presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, durante jantar com o PMDB, que precisa receber mais os líderes da base, a presidente DILMA ROUSSEF se reuniu nesta manhã com líderes aliados no Senado e na Câmara. As reuniões não tiveram a presença do vice-presidente, MICHEL TEMER, que ficou incomodado com a exclusão. Aliados de TEMER consideraram a postura de DILMA um "erro grosseiro de relação política", num momento em que o governo está fragilizado e necessitando de apoio. No jantar com os peemedebistas, na noite de segunda-feira, TEMER reclamou por ficar sabendo das medidas do governo pelos jornais. Ele se referiu à proposta de desoneração da folha, anunciada na sexta-feira passada pela equipe econômica, e que o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, devolveu ao governo. No jantar, a presidente se comprometeu a realizar reuniões semanais com integrantes da base para debater os assuntos do governo. Participaram do encontro desta data os ministros ALOÍSIO MERCADANTE (Casa Civil), e PEPE VARGAS (Relações Institucionais), além de senadores dos partidos aliados. A relação do Palácio do Planalto com o Congresso está tensionada. Na terça-feira, após ser informado de que está na lista dos investigados na OPERAÇÃO LAVA JATO, o presidente do Senado tomou sua decisão política mais drástica contra o governo: devolveu a Medida Provisória 669. A decisão foi considerada uma bomba pela equipe econômica. Técnicos do Ministério da Fazenda afirmaram que, apesar das dificuldades em negociar o programa de ajuste fiscal com o Congresso, a atitude de RENAN não era esperada. Ela ocorreu no pior momento possível: às vésperas de encontros do governo com duas grandes agências de classificação de risco, a STANDARD &POOR´S e a FITCH. O governo estava preparado para enumerar às agências todas as medidas que foram adotadas para garantir a realização da meta de superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública) de 1,2% do PIB.

Uma explosão em uma mina de carvão em DONETSK, reduto dos rebeldes separatistas no leste da UCRÂNIA, matou mais de 30 pessoas. Dezenas de mineiros que estavam sob a terra no momento do acidente permaneciam desaparecidos hoje à noite. Familiares dos trabalhadores se reuniram na entrada da mina ZASYADKO desesperados em busca de informações sobre os mineiros. Autoridades disseram que cerca de 70 pessoas trabalhavam na mina no momento da explosão.

Homens da Polícia Federal e do Exército mexicano capturaram nesta madrugada OMAR TREVIÑO, o Z-42, considerado o líder do cartel LOS ZETAS. Ele foi detido no município de SAN PEDRO GARZA GARCÍA, zona metropolitana de MONTERREY. TREVIÑO teria assumido a liderança do cartel depois da captura, em julho de 2013, de seu irmão MIGUEL ÁNGEL TREVIÑO, o Z-40. A procuradoria mexicana oferecia cerca de 2 milhões de dólares por informações que ajudassem na captura. Os EUA davam 5 milhões de dólares.

O governo indonésio realizou na noite de terça-feira, ontem, a transferência de quatro presos condenados à morte por tráfico de drogas para as dependências anexas ao local onde serão executados. O brasileiro RODRIGO GULARTE não foi mencionado entre os transferidos. A família dele tenta fazer com que sua pena seja revertida para internação em um manicômio penitenciário. A execução de outro brasileiro, MARCO ARCHER, em janeiro, gerou uma crise diplomática entre BRASIL e INDONÉSIA.

Rebatendo críticas do governo BARACK OBAMA, o primeiro-ministro israelense, BENJAMIN BETANYAHU, afirmou  hoje ter apresentado no Congresso norte-americano uma alternativa prática para o acordo nuclear internacional que está sendo negociado com o IRÃ. "Propus uma alternativa prática no meu discurso no Congresso: uma que prolonga, por anos, o tempo que levaria ao IRÃ para fabricar uma arma nuclear: se decidir violar o acordo, sofrerá a imposição de sanções mais duras. A proposta também estipula que não se retire automaticamente as sanções ao IRÃ até que pare de espalhar o terrorismo pelo mundo, agredir os seus vizinhos e ameaçar aniquilar ISRAEL". Já o secretário de Estado dos EUA, JOHN KERRY, completou hoje uma rodada de três dias de conversas com o ministro de Relações Exteriores do IRÃ em GENEBRA. Ele afirmou que não se deixaria distrair por fatores externos, numa referência às críticas feitas por NETANYAHU. "Pedir ao IRÃ para capitular não é um plano", respondeu KERRY. O secretário acrescentou que qualquer acordo incluiria medidas de acesso e verificação às instalações nucleares iranianas.    



2 016    :     -     SEXTA-FEIRA
Às vésperas de completar dois anos, a OPERAÇÃO LAVA JATO, hoje, chegou ao suposto chefe do esquema de corrupção que roubou bilhões de reais dos cofres públicos e colocou o BRASIL numa das maiores crises econômicas e políticas que o país já enfrentou desde a redemocratização.
O ex-presidente LULA foi levado, à força, para prestar depoimento à LAVA JATO. O petista acabou colocado em um carro descaracterizado da Polícia Federal na garagem do edifício onde mora, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABCD, e falou aos procuradores federais e aos policiais na sede da PF no Aeroporto de CONGONHAS, zona sul de SÃO PAULO.
Para a LAVA JATO, LULA é um dos beneficiários dos pagamentos de propinas envolvendo a PETROBRÁS e empreiteiras. As acusações contra o ex-presidente são de prática de lavagem de dinheiro e corrupção.
A LAVA JATO investiga a origem de R$30,7 milhões pagos pelas cinco maiores empreiteiras envolvidas nas fraudes da PETROBRÁS ao Instituto LULA e à LILS PALESTRAS, empresa do ex-presidente. CAMARGO CORREA, OAS, ODEBRECHT, ANDRADE GUTIERREZ e QUEIROZ GALVÃO doaram R$20,7 milhões ao Instituto e pagaram R$9,920 milhões por palestras entre 2011 e 2014.
Há suspeitas de que LULA simulou contratos de palestras para receber dinheiro das empreiteiras. Além disso, há dúvidas sobre o dinheiro arrecadado para o Instituto LULA, entidade isenta de pagamento de impostos, e para a LILS, que tem a obrigação de recolher tributos.
O juiz SÉRGIO MORO, que está à frente da LAVA JATO desde o início das investigações, determinou, por fim, a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente da República. A decisão atinge a LILS, o Instituto LULA e suas contas como pessoa física. A Receita Federal admitiu ter vasculhado dados fiscais de LULA nos últimos cinco anos. O objetivo, segundo o Fisco, foi cruzar as informações com os indícios de que LULA foi beneficiado ilegalmente por empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da PETROBRÁS.
Além de levar LULA para depor coercitivamente (quando o investigado é obrigado a falar às autoridades), os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão no prédio do ex-presidente e de seu filho FÁBIO, o LULINHA.
Os carros da PF chegaram às 6 horas no imóvel onde LULA e a ex-primeira dama MARISA LETÍCIA vivem, em SÃO BERNARDO. Segundo relatos de vizinhos, quatro carros entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes permaneceram na portaria.
Ao todo, a operação, batizada de ALETHEIA, palavra grega que significa "em busca da verdade", mobilizou 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal. Foram cumpridos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.
Na casa de LULINHA, em MOEMA, na zona sul de SÃO PAULO, dois carros da PF e um da Receita Federal também entraram na garagem e foram até o apartamento dele.
Foram alvos ainda o triplex no GUARUJÁ que seria de LULA. Os policiais permaneceram dentro do Condomínio SOLARIS ASTÚRIAS entre 6 h e 11 h. Funcionários e moradores do prédio foram ouvidos. Dentro do luxuoso apartamento, em frente à praia e reformado pela construtora OAS que, no papel, é dono do triplex, os policiais abriram embalagens de imóveis que ainda estavam na caixa. Tudo teria sido comprado com o aval de LULA e MARISA, assim como as reformas feitas no imóvel, incluindo um elevador privativo. As sedes do Instituto LULA, no IPIRANGA, na zona sul, e da ODEBRECHT, na zona oeste, também foram alvos dos mandados, assim como o sítio em ATIBAIA, no interior.
O Ministério Público Federal afirmou, hoje, após o depoimento do ex-presidente LULA em SÃO PAULO, que o conjunto de indícios contra o petista "é bastante significativo". "Infelizmente, muitos deles (indícios( apareceram na imprensa muito antes de nós podermos fazer uma investigação aprofundada, como, por exemplo, as compras de pedalinhos para o sítio e obras feitas pela ODEBRECHT", explicou o procurador regional da República CARLOS FERNANDO DO SANTOS LIMA.
Integrante da força-tarefa da LAVA JATO, o representante do MP afirmou haver (evidências de que o ex-presidente LULA recebeu valores oriundos do esquema da PETROBRÁS por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em ATIBAIA, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora".
CARLOS FERNANDES confirmou estarem sendo apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na LAVA JATO, a título de supostas doações, palestras e repasses de parte dessas verbas para o Instituto LULA e para empresas ligadas a familiares do petista. "Não há ninguém isento de investigação no país", respondeu.
A OPERAÇÃO ALETHEIA, explicou CARLOS FERNANDES, tem como objetivo também investigar pagamento de um guarda-móveis a LULA. Os objetos foram retirados do Palácio do Planalto e armazenados em um depósito em SÃO BERNARDO DO CAMPO. De acordo com as investigações, a empresa dona do espaço recebeu R$1,3 milhão da construtora OAS, entre janeiro de 2011 e de 2016, para guardar os ítens.
De acordo com agentes que estiveram no local, há caixas com quadros, objetos de arte, móveis e possíveis presentes que o ex-presidente recebeu.
"As vantagens obtidas pelo crime de corrupção não precisam ser dinheiro. Qualquer vantagem ou obras, benefícios de qualquer espécie realizados devem ser investigados. Vinte milhões de reais foram doados ao Instituto LULA pelas cinco maiores empreiteiras. Isto é um valor significativo. Nós precisamos analisar claramente se isso tem alguma vinculação com as obras fraudadas com a PETROBRÁS e outros órgãos", insistiu o procurador. CARLOS FERNANDES, que concedeu entrevista em CURITIBA, não comentou a possibilidade, aventada naquele momento em SÃO PAULO de que a sede do Instituto LULA, na capital paulista, teria sido "limpada" antes da chegada dos policiais federais. Gavetas e armários estavam praticamente vazios, segundo relato dos agentes da força-tarefa da LAVA JATO. Não foram localizados, por exemplo, agendas, documentos impressos ou mesmo papéis com anotações, que fazem parte do dia a dia de uma empresa.

O juiz SÉRGIO MORO afirmou, no despacho que permitiu as buscas e apreensões em imóveis do ex-presidente LULA e seus familiares, e obrigou depoimento do petista, que há dúvidas "sobre a generosidade" das cinco maiores empreiteiras do país.
O magistrado se refere aos altos valores doados ou pagos pela CAMARGO CORREA, OAS, ODEBRECHT, ANDRADE GUTIERREZ e QUEIROZ GALVÃO ao Instituto LULA ou à empresa de palestras do ex-presidente que ultrapassam trinta milhões de reais. De acordo com o juiz, documentos apreendidos mostram que a ODEBRECHT pagou 449,5 mil reais líquidos por palestra de LULA. No caso da OAS, foram 740 mil reais. "No contexto do esquema criminoso da PETROBRÁS, esses valores, assim tão expressivos, não deixam de chamar a atenção", disse MORO.
As quebras de sigilo fiscal e bancário do Instituto LULA e da LILS PALESTRAS mostraram pagamentos que, segundo MORO, são suspeitos. Ao mesmo tempo em que recebeu das empreiteiras, o Instituto LULA fez pagamentos "vultosos" a empresas de parentes do ex-presidente. A G4 ENTRETENIMENTO, que pertence à FÁBIO LUIS, filho de LULA, recebeu ao menos R$1,349 milhão. Outros 114 mil reais foram pagos para a empresa FLEXBR TECNOLOGIA, de outros filhos de LULA. LUÍS CLÁUDIO LULA DA SILVA, por sua vez, recebeu 227.138,85 entre 2011 e 2013. A empresa de palestras LILS também efetuou pagamento de 72.621,20 a FLEXBR.

Durante as quatro horas em que falou a dois delegados da Polícia Federal e a dois procuradores da força-tarefa da LAVA JATO, o ex-presidente LULA se mostrou tranquilo, segundo o deputado federal PAULO TEIXEIRA, que acompanhou o depoimento. Ainda de acordo com o parlamentar, LULA só mostrou irritação com algumas perguntas, em especial sobre os pedalinhos do sítio em ATIBAIA que as investigações tentam provar que o petista é o dono oculto. "Ele disse que essa não é uma pergunta que está à altura da Polícia Federal", contou o deputado.
LULA estava acompanhado dos advogados ROBERTO TEIXEIRA, CRISTIANO ZANIN e RODRIGO FERRÃO. Ainda nas palavras do parlamentar, os investigadores usaram notas divulgadas pelo Instituto LULA para fazer boa parte dos questionamentos. "Isso mostra que não havia necessidade de fazer essa condução coercitiva. Foi um abuso o que aconteceu aqui hoje. Basta oficiar ao ex-presidente que ele apresentaria os seus esclarecimentos, como já fez outras vezes", disse.
O ex-presidente repetiu que a propriedade em ATIBAIA está em nome de JONAS SUASSUNA e de FERNANDO BITTAR. Também negou ser dono do triplex do GUARUJÁ.
Ao receber os policiais em seu apartamento, LULA, segundo relatos, teria aberto a porta aos policiais e não se alterou durante todo o trajeto até o Aeroporto de CONGONHAS, onde foi ouvido.
Foi uma batalha campal. Assim que se espalhou a notícia de que o ex-presidente LULA havia sido conduzido de forma coercitiva a prestar depoimento na Polícia Federal, uma multidão se dirigiu para sua casa, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, e para o Aeroporto de CONGONHAS, onde ele estava sendo ouvido.
Na porta do apartamento do ex-presidente houve tumulto e diversos confrontos entre manifestantes pró e contra LULA. A Polícia Militar precisou intervir e pelo menos três pessoas foram detidas. O mesmo aconteceu na zona sul. Em SÃO BERNARDO, enquanto a vizinhança gritava "FORA LULA" e "FORA PT", carros passavam buzinando em apoio à manifestação. Fogo de artifício também foram soltos em frente ao prédio de LULA. Por volta das 9:50 horas, a situação se agravou. Policiais Militares usaram cassetetes e pelo menos um homem foi ferido no confronto.
Já no Aeroporto de CONGONHAS, cerca de 50 pessoas se reuniram em frente à delegacia da Polícia Federal, no saguão principal, onde supostamente LULA estava prestando depoimento. Eles faziam fotos e gritavam "ladrão", "algema" e "a bandeira nunca será vermelha". Logo chegaram simpatizantes do PT e se iniciou novo confronto.
A Polícia Militar tentou fazer um cordão de isolamento para separar os dois grupos. Muitos passageiros que esperavam por seus voos se dirigiram ao local para fotografar a cena.
Mas o pior estava por vir. Quando descobriram que o depoimento de LULA acontecia na ala destinada à autoridades, manifestantes dos dois lados se dirigiram para este setor e lá houve novo enfrentamento. Um grupo perseguiu um homem que xingava LULA de "ladrão" e o espancou com cabos de bandeiras. Vários políticos do PT, como os deputados PAULO TEIXEIRA, JOSÉ MENTOR, além do vereador JAMIL MURAD, do PC do B, se juntaram aos manifestantes.
As manifestações pró-LULA continuaram na porta do diretório nacional do PT, onde o ex-presidente fez um pronunciamento nesta tarde, e se estenderam pela noite, na porta da casa do petista, em SÃO BERNARDO.
Na sede do partido, um grupo com cerca de 200 pessoas tomou as ruas depois de uma convocação do próprio presidente do partido, RUI FALCÃO, para que a militância se manifestasse. Com gritos e frases como "LULA, guerreiro do povo brasileiro", eles chegaram a atrapalhar a fala do próprio ex-presidente durante o seu pronunciamento à imprensa.
O barulho era tanto que encobria a voz do líder petista no auditório lotado. A violência também continuou ali e um grupo de militantes chegou a perseguir pelas ruas uma jovem que se mostrou contrária ao ex-presidente. Quando LULA deixou a sede do partido, um cortejo o acompanhou até a sua casa, em SÃO BERNARDO. Ali, partidários cantavam como nas campanhas eleitorais passadas em que ele concorreu. LULA acenou para a multidão, cumprimentou e finalmente entrou no prédio. Muita gente ainda permanecia na avenida até o início da noite.
A 24ª fase da OPERAÇÃO LAVA JATO, que atingiu em cheio LULA, hoje, repercutiu no Congresso Nacional e mobilizou a oposição. O governador GERALDO ALCKMIN, cotado para disputar a Presidência da República em 2018, voou a BRASÍLIA para, oficialmente, discutir a reforma fiscal, mas participou de reuniões com tucanos sobre os desdobramentos da crise política que colocou o governo DILMA na lona.
Os primeiros discursos oficiais dos líderes do PSDB, DEM e PPS pregaram prudência. O PSB anunciou, em nota oficial, que marchará "em definitivo" para a oposição.
O presidente do PSDB, Senador AÉCIO NEVES, afirmou que "os crimes cometidos à sombra do projeto de poder do PT finalmente estão vindo à luz. Ele afirmou que o dia exigia "coragem e serenidade".
"O avanço da OPERAÇÃO LAVA JATO é um passo definitivo para que os brasileiros possam ter acesso à verdade que há muito tempo vem sendo sonegada ao país. Os graves indícios de irregularidades e crimes cometidos à sombra do projeto de poder do PT finalmente estão vindo à luz", disse o senador.
O líder do DEM na Câmara, PAUDERNEY AVELINO, afirmou que a condução coercitiva de LULA é uma demonstração de que a lei vale para todos e os que foram culpados têm de pagar.
"LULA não está acima dela (da lei). A verdade sobre o PT e suas práticas nada republicanas estão vindo à tona. Os culpados têm de pagar. Os fatos apontam para dois nomes: LULA e DILMA", disse o democrata.
Já o líder do PSDB no Senado, CÁSSIO CUNHA LIMA, afirmou que a oposição não deve "tripudiar". O líder tucano defendeu o afastamento de EDUARDO CUNHA da presidência da Câmara para tornar viável a convocação de novas eleições. Pela Constituição, caso a chapa DILMA/TEMER seja cassada, o presidente da Câmara ocupa interinamente o comando do país até a convocação de novas eleições.
"É um momento grave. Isso nos exige prudência e serenidade. Não é hora de  tripudiar, nem sambar na cabeça de ninguém", disse CUNHA LIMA.
O líder do PPS, RUBENS BUENO, pediu à população união para ir às ruas no próximo dia 13 defender a saída de DILMA do cargo. "DILMA, LULA e o PT viraram caso de polícia. O país vê a Justiça chegando ao cerne do seu objetivo, que é desvendar as entranhas do petrolão".
A sociedade civil também se manifestou hoje, após os últimos passos da OPERAÇÃO LAVA JATO. O presidente da OAB, CLÁUDIO LAMACHIA, disse estar estarrecido com os fatos e defendeu a condução coercitiva do LULA para depor. "Seja o ex-presidente LULA, seja qualquer cidadão brasileiro, nós vivemos no Estado democrático de Direito. E as nossas normas devem ser cumpridas com qualquer pessoa. A Constituição não exclui ninguém. Nenhum cidadão brasileiro deve estar isento de responder, se cometeu alguma ilicitude, pelos seus atos", disse.
A Associação Nacional dos Procuradores da República também defendeu a atuação do Ministério Público. "Não há ninguém acima da lei", escreveu a instituição. A Associação dos Magistrados Brasileiros também reforçou qu "todos são iguais perante a Lei".
O presidente da FIESP, PAULO SKAF, defendeu que a presidente DILMA renuncie ao cargo para agilizar o processo de retomada de crescimento e a volta da confiança nos investimentos no país.

O corpo do PM REINALDO SGUERRI, de 50 anos, desaparecido há oito dias, foi encontrado por volta das 20 horas de ontem em um galpão no SACOMÃ. O PM foi ao local, desarmado, para trocar a fechadura e expulsar um homem que havia invadido o lugar.
De acordo com a Polícia Civil, o agente foi encontrado amarrado em um tambor com o corpo parcialmente queimado. A localização só foi possível após a Corregedoria da PM receber informações de uma testemunha sobre o paradeiro de JOSÉ MAURÍCIO BATISTA DOS SANTOS, de 27 anos, que tinha invadido o galpão onde REINALDO iria começar a fazer segurança.
Os agentes o levaram até o DHPP onde ele confessou o crime e indicou a localização do corpo.
O suspeito disse que após uma discussão com o policial, no galpão, os dois entraram em luta corporal. O PM acabou atingido com chutes na cabeça e foi estrangulado com um fio no pescoço. Depois, SANTOS colocou o corpo do PM no tambor e ateou fogo nele.
Os parentes do agente chegaram a ir ao local, que já tinha passado por perícia, tentar encontrar o policial, mas não viram nada de errado, apenas encontraram as ferramentas que REINALDO tinha levado para trocar a fechadura. Os familiares tinham esperança de encontrá-lo com vida e acreditavam que ele havia sido sequestrado.
"Policiais são pessoas que educam seus filhos, têm mulher e, infelizmente, partem desse mundo às vezes de uma maneira cruel. Mas assumem a profissão porque gostam", disse o filho RODRIGO SGUERRI, de 27 anos.
Ele contou que o pai tinha muito orgulho de sua farda. "Era a forma que ele encontrou para fazer um mundo melhor e isso estava estampado em seu rosto. Ele tinha muito orgulho de ser PM", afirmou.
REINALDO estava aposentado havia três meses e costumava fazer bicos de segurança para ajudar na renda familiar - e por isso foi até o galpão. O corpo dele está no IML SUL e o enterro ainda não foi confirmado.
Resolvo iniciar um tratamento de meus dentes. Apesar da onda de informações sobre a situação em SÃO PAULO, com relação ao que está acontecendo com LULA, vou ao Centro Odontológico. Lá, sou submetido a uma panorâmica de meus dentes e a notícia que devo extrair dois deles e fazer tratamento de canal em outros dois. Passo pelos diversos setores do odontológico. A extração dos dois dentes quase que é feita hoje mesmo, mas tenho compromissos nesta tarde que impedem isso. Fica marcada a extração para o dia 1º de abril.
Encontro muita gente conhecida no Centro Odontológico. O CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, assessor do Deputado Estadual CORONEL PM ALBERTO BATISTA CAMILO, anuncia que é candidato a vereador e quer ajudar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Convido-o para participar do evento de 15 de março, na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Em conversa com o TENENTE-CORONEL Dent PM NOEL, chefe do Centro Odontológico, combino com ele a entrega do COLAR DA VITÓRIA para 20 de maio, no auditório do COdont, como já fizemos no ano passado, no dia 18 de dezembro.
Passo pelo Museu da PM e ali encontro o CORONEL JOSÉ PAULO. Depois da reunião na DEC, o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI ficou de conversar com ele sobre o empréstimo de uma sala para que eu possa trabalhar sossegadamente, uma vez que não consigo fazer isso no Obelisco. Não houve ainda essa conversa. Mas a sala está à disposição há dias.
MARINEI CHALUB anunciou logo cedo que seu carro quebrou. Não tem condições de ir até o Obelisco. Uma viagem de ônibus é temerária porque o trânsito está um caos com a situação LULA e a OPERAÇÃO LAVA JATO. Assistimos cenas do que está acontecendo através da televisão no C Odont.
Na Capelania da PM, converso com o Padre HÉLIO PEREIRA DE CAMPOS VERGUEIRO FILHO, que concorda em ir até a Praça CAPITÃO GINO STRUFFALDI, no dia 15, para um culto ecumênico.
Almoço na AOMESP. Ali encontro muitos oficiais reformados. Como não poderia deixar de ser, o assunto principal é a situação do depoimento coercitivo de LULA à Polícia Federal, na OPERAÇÃO ALETÉIA, da LAVA JATO. A rua SILVEIRA BUENO, onde está situado o Diretório do PT, se encontra tomada por adeptos petistas, com bandeiras, que aguardam o desenrolar dos acontecimentos. O trânsito fica difícil nas imediações.
Com todo esse cenário, acho melhor retornar para GUARULHOS. São mais de 14 horas quando embarco num ônibus nesta sexta-feira tumultuada.
Na tarde, não posso trabalhar no computador porque a internet está fora do ar. Apenas consigo relatar o que se passa em minhas memórias. Assisto o JORNAL DA BANDEIRANTES e vejo as cenas deploráveis dos acontecimentos nefastos ao BRASIL dada a roubalheira de LULA e DILMA, valendo-se do PT para fazer suas trapaças.

Um casal foi baleado durante uma tentativa de roubo, por volta das 20 horas de quinta-feira, dia 2 de março, na VILA FORMOSA, zona leste da capital. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, estavam em um TOYOTA COROLLA quando pararam em um farol e um criminoso chegou anunciando o roubo. O motorista acelerou o carro e o bandido atirou quatro vezes. A mulher do motorista foi baleada na cabeça e está internada em estado grave no Hospital do TATUAPÉ. O motorista também acabou ferido no braço, mas mesmo assim conseguiu dirigir até o 31º DP (VILA CARRÃO) para pedir ajuda. Ele foi atendido no mesmo hospital de sua mulher e já recebeu alta. O homem que deu os tiros não havia sido localizado pela polícia até esta noite.

O tanzaniano MZEE SHABANI, padrasto do menino EZRA LIAM JOSHUA FINCK, 7 anos, chegou hoje à penitenciária de TREMEMBÉ. Antes dele, na tarde do dia 3 de março, a mãe da criança, a sul-africana LEE ANN FINK, já havia chegado ao presídio feminino da cidade do interior. Eles são suspeitos pela morte da criança, achada em um freezer no ano passado.   
                
2 017      :    -     SÁBADO
Os dois eventos de ontem, na Associação dos Oficiais da PMESP e em SOROCABA fizeram com que houvesse um certo desgaste físico de minha parte. Descanso bem neste sábado, mas já estou pensando nos eventos marcados para a semana que vem: Câmara Municipal no dia 7; Assembleia Legislativa no dia 8; talvez uma visita a OLÍMPIA no dia 9. Ao mesmo tempo não podemos esquecer dos trabalhos que precisamos desenvolver em torno da homenagem que iremos prestar para o CAPITÃO GINO STRUFFALDI no dia 15.

Ovacionado por mais de 35 mil torcedores, TITE viu de perto a vitória do CORINTHIANS, por 1 a 0, diante do SANTOS, hoje, na ARENA, em ITAQUERA, pela sétima rodada do CAMPEONATO PAULISTA. Em falha da defesa, JÔ fez de cabeça.

ANDY MURRAY segue como melhor tenista do ranking mundial. Sem dificuldades, o britânico aplicou 2 sets a 0 no espanhol FERNANDO VERDASCO e faturou o título no ATP 500 de DUBAI. Foi sua primeira conquista no ano – na final do ATP 250 de DOHA, ele perdeu a decisão para o sérvio NOVAK DJOKOVIC. Com essa taça, MURRAY chega a 45 conquistas ao longo da carreira profissional.

OPERAÇÃO BANDEIRANTE, considerada um marco no trânsito paulistano, completou cinco décadas em fevereiro, e seus princípios se mantém até hoje na capital.
A ideia era acabar com os engarrafamentos de SÃO PAULO em 58 dias. Para isso, o governo elaborou um plano, revolucionário para a época, que estabelecia uma rótula com sentido único entorno das principais vias do Centro, com proibição de curvas à esquerda fora dos cruzamentos com as preferenciais.
Cinco  décadas depois, o sistema permanece e ainda serve como base para o tráfego naquela região. Os congestionamentos, entretanto, permanecem. Naquela época a cidade contava com 350 mil veículos, hoje são cerca de sete milhões de carros.
Para comandar a maior mudança no trânsito da cidade em sua história, o então governador de SÃO PAULO, ROBERTO ABREU SODRÉ, contratou o CORONEL Av FRANCISCO AMÉRICO FONTENELLE, que havia transformado com sucesso o tráfego do RIO DE JANEIRO, no governo CARLOS LACERDA. Naquele tempo ainda não havia engenharia de tráfego e o militar foi escolhido por suas ideias inovadoras.

Miguel Reale Júnior: “Omissão do STF será cobrada”
Brasil 04.03.17 11:11
Em artigo ao Estadão, Miguel Reale Júnior defende “medidas emergenciais” para que o STF acelere o julgamento de ações contra políticos com foro privilegiado. Se nada for feito, segundo o jurista, o STF cairá em descrédito. Veja:
“A omissão será cobrada pela população. É, portanto, a hora de pôr mãos à obra e atuar em inquéritos e ações penais contra deputados e senadores com os meios existentes para salvaguardar a credibilidade do próprio Supremo.”

O presidente MICHEL TEMER bateu o martelo hoje pela nomeação do deputado federal ANDRÉ MOURA como novo líder do governo no Congresso. O presidente do PMDB, senador ROMERO JUCÁ, foi convencido a abrir mão da função no Congresso para dar espaço a MOURA e passará a ser líder do governo no Senado, posição que ficou vaga com a indicação de ALOYSIO NUNES para o ITAMARATY.
A decisão foi tomada após reunião, hoje, entre TEMER, JUCÁ, MOURA e o ministro da Secretaria do Governo, ANTONIO IMBASSAHY, no Palácio do Planalto. ANDRÉ MOURA é ex-líder do governo na Câmara dos Deputados e é nome próximo ao ex-deputado EDUARDO CUNHA, cassado pela Casa e preso pela Operação LAVA JATO.
A composição foi pensada para amarrar o máximo possível de apoio de deputados e senadores no Congresso como forma de facilitar a aprovação da reforma da Previdência no calendário desejado pelo governo, até a metade deste ano.
Quando ANDRÉ MOURA perdeu o cargo de líder do governo na Câmara, na semana passada, o grupo político do qual faz parte, o centrão, chegou a ensaiar uma rebelião e sinalizar com uma postura de independência em relação ao governo.
A nomeação de MOURA como líder do governo no Congresso deve ajudar a reverter este quadro, conforme publicou o jornal O GLOBO.
A estratégia visa, também, tentar colocar uma pedra nas consequências do pleito para o comando da Câmara, ocorrida no mês passado. Alguns parlamentares do Centrão fizeram campanha para candidatos rivais e afirmam que TEMER ajudou a reeleger RODRIGO MAIA.
Ao jornal FOLHA DE SÃO PAULO, um assessor da Presidência citou que o gesto tem como objetivo “curar as feridas” depois da eleição na Câmara dos Deputados.
Além de se tornar líder do governo no Senado, JUCÁ assumirá o posto de primeiro vice-líder do governo no Congresso Nacional. Desta forma, poderá continuar trabalhando em questões relativas à tramitação de Medidas Provisórias e Orçamento.
Na primeira sexta-feira, depois de avisar ao presidente que não pretendia mudar de posição no Senado, ROMERO JUCÁ acabou cedendo a vaga para que o Palácio do Planalto faça a acomodação dos aliados com o objetivo de melhorar a sintonia para aprovar as reformas.

A juíza uruguaia do Crime Organizado, BEATRIZ LARRIEU, interrogou hoje os brasileiros VINÍCIUS CLARET – também conhecido como JUCA BALA – e seu sócio, CLÁUDIO FERNANDO BARBOSA, ambos envolvidos em operações de lavagem de dinheiro do esquema do ex-governador do RIO, SÉRGIO CABRAL, e detidos hoje no URUGUAI.
Segundo confirmou ao jornal O GLOBO a juíza, a partir de hoje começam a contar os 40 dias que a Justiça brasileira tem para solicitar ao URUGUAI a extradição dos dois detidos. Durante todo o processo, eles ficarão presos no URUGUAI.
“Eu determinei a prisão preventiva de ambos. Durante a audiência expliquei a eles o procedimento e as causas da investigação”, disse LARRIEU. A juíza afirmou que CLARET e BARBOSA “negaram qualquer vínculo (com as operações de lavagem de dinheiro) e todas as acusações”.
“Nada disso vem ao caso neste momento, o objetivo desta audiência era notificá-los das denúncias e explicar o que vai acontecer com eles a partir de agora. Mas eles negaram tudo. O que nós fizemos foi ordenar a prisão preventiva e iniciar o processo que levará à extradição”, confirmou LARRIEU, encarregada dos principais casos de crime organizado no URUGUAI.