terça-feira, 26 de março de 2019

121 ANOS DO NASCIMENTO DE ABELARDO PINTO, O PALHAÇO PIOLIN, EM 27 DE MARÇO DE 1897.



Resultado de imagem para palhaço piolin














Abelardo Pinto, conhecido por seu nome artístico Piolin (Ribeirão Preto27 de março de 1897[1] – São Paulo4 de setembro de 1973), foi um palhaço brasileiro. É considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista.[2] Pai da atriz Ana Arielfalecida em 2004.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Abelardo Pinto "Piolin" nasceu num circo armado na rua Barão do Amazonas, em Ribeirão Preto. Iniciou sua carreira no Circo Americano ainda criança, envolvendo-se em diferentes atividades. Filho de artistas circenses, conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante, é devido à sua estrutura física: magro e de pernas compridas.[3]
Foi considerado "o maior palhaço do mundo".[3] Washington Luis, presidente da república deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores e costumava assisti-lo.[3]
O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil.[2]
Foi um palhaço brasileiro de reconhecimento mundial, considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista.
Abelardo Pinto Piolin morreu em 4 de setembro de 1973, de insuficiência cardíaca. Uma multidão se aglomerou nas alamedas do Cemitério da Quarta Parada para acompanhar o seu enterro.[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

AnoFilmePapel
1952Tico-tico no FubáPalhaço Piolin

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 DE MARÇO

Dia Mundial do Teatro – 27 de MaRrço
















DATAS C



Resultado de imagem para dia do teatro 27 de março



Teatro antigo, suas galerias, camarotes e as faces da comédia e da tragédia
Teatro antigo, suas galerias, camarotes e as faces da comédia e da tragédia

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:0002:47
PUBLICIDADE
O dia mundial do teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

27 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DO CIRCO

Resultado de imagem para dia internacional do circo


As mais antigas referências às artes circenses são pinturas chinesas com 5.000 anos, mostrando contorcionistas, equilibristas e acrobatas. Pinturas semelhantes foram encontradas nas pirâmides do EGITO (2500 A.C.); os romanos construíram os primeiros locais onde os espetáculos circenses puderam ser vistos por multidões. Sua obra mais famosa foi o COLISEU, concluído em 90 d. C. e capaz de abrigar cem mil espectadores. O circo romano apresentava combates de gladiadores, lutas de homens contra animais ferozes e das próprias feras entre si. As touradas espanholas são hoje uma lembrança daquelas cenas cruéis. As práticas circenses reapareceram na EUROPA por volta do século XII, sob a forma de exibições modestas, individuais ou de pequenos grupos ambulantes, conhecidos pelo nome de saltimbancos. Em meados do século XIX, ciganos que fugiam da EUROPA começaram a se exibir em números de ilusionismo ou com ursos e cavalos amestrados. Tipicamente nômades, eles podem ser considerados precursores das atividades circenses no BRASIL. As companhias de circo estrangeiras começaram a visitar nosso País em fins do século XIX. Depois surgiram os circos propriamente brasileiros. Até a década de 1940, essa foi uma grande diversão popular, aguardada ansiosamente nas cidades, médias e pequenas, e mesmo na periferia das grandes cidades. Os palhaços sempre tiveram um papel destacado no circo brasileiro, pois era importante fazer o público rir no intervalo entre as emoções dos números com feras ou trapezistas. Os dois maiores palhaços brasileiros foram PIOLIM e ARRELIA. PIOLIM nasceu em 1897 e iniciou-se como palhaço aos oito anos. Sua data de nascimento, 27 de março, é hoje comemorada como o DIA NACIONAL DO CIRCO. ARRELIA começou no circo aos nove anos. Aos dezessete, teve de entrar em cena para fingir que dava um tapa em outro palhaço. Como seu colega se esqueceu de simular o ruído do golpe, ARRELIA deu-lhe uma bofetada de verdade, para fazer barulho. O público, sem perceber o que acontecera, quase morreu de rir ao ver um palhaço correndo como um louco atrás do outro, em pleno picadeiro.


27 de Março Dia Internacional do Circo

4511
O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por  mais de trinta anos. 
Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda  era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias. 
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. 
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza. 
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. 
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro. 
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava eu encantamento com a arte do circo de Piolim. Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973. 
Piolim e Alcebíades são palhaços, o que quiserem, mas são os únicos elementos nacionais com que conta o nosso teatro de prosa. Devem servir de exemplo, como autores, para os colegas que os desprezam e ignoram. (Antônio de Alcântara Machado). Ele revolucionou o picadeiro, como nós, seus amigos, revolucionamos as letras e as artes. (Menotti del Picchia). 
Os únicos espetáculos teatrais no Brasil que a gente ainda pode freqüentar são o circo e a revista. Só nestes ainda tem criação. Não é que os poetas autores de tais revista e pantomimas saibam o que é criação ou conservem alguma tradição efetivamente nacional, porém as próprias circunstâncias da liberdade sem restrições e da vagueza destes gêneros dramáticos permite aos criadores deles as maiores extravagâncias. Criam por isso sem leis nem tradições importadas, criam movidos pelas necessidades artísticas do momento e do gênero, pelo interesse de agradar e pelas determinações inconscientes da própria personalidade. Tudo isto são  
imposições que levam à originalidade verdadeira e à criação exata. (Mário de Andrade). 

ELTON JOHN SUCESSOS

72º ANIVERSÁRIO DE ELTON JOHN - 25 DE MARÇO DE 1947.


Resultado de imagem para elton john






Biografia de Elton John

Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos maiores astros pop de todos os tempos.
Elton John (1947) nasceu em Prinner, Middlesex, Inglaterra, no dia 25 de março de 1947. Filho de um trompetista de uma banda amadora logo cedo mostrou interesse pela música. Com 3 anos começou a tocar piano. Com sete anos iniciou seus estudos de música. Estudou na Pinner Country Grammar School e com 11 anos recebeu uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music.
Quando ainda estava na escola, tocava no hotel Northwood Hills, que ficava próximo a sua casa. Entre 1964 e 1968, fez diversas apresentações com a banda Bluesology. Viajou por todo o Reino Unido, ora acompanhando músicos americanos, ora fazendo o show de abertura. Tocou várias vezes no Club Marquee, em Londres, e em outros pubs e clubes da cidade. Nascido Reginal Kenneth Dwight, adotou o nome artístico “Elton John”, tirado de nomes de seus antigos parceiros da banda Bluesology.
Em 1967, Elton John iniciou uma parceria com o letrista Bernie Taupin, e com ele lançou grande parte de sua obra musical e que lhe rendeu inúmeras premiações. Nesse mesmo ano, tentou o suicídio quando estava para se casar com uma mulher, mas descobriu que era gay. Elton abriu o gás do fogão de seu apartamento, mas se esqueceu de fechar as janelas da cozinha. Foi resgatado pelo parceiro Bernie Taupin. A experiência rendeu “Someone Saved My Life Tonight” (1975), uma das melhores canções de sua carreira. Em uma nova tentativa de suicídio engoliu vários comprimidos de tranquilizante e se jogou numa piscina.
Elton John lançou seu primeiro CD em 1969, “Emply Sky”, que só foi lançado nos Estados Unidos, em 1975, depois de consolidada a sua carreira internacional. O sucesso da carreira veio com o lançamento do CD “Your Song”, cuja música de mesmo nome se tornou uma de suas mais famosas composições e consolidou a carreira do cantor.
Ainda nos anos 70, começou a chamar atenção pelas roupas espalhafatosas que usava no palco, um verdadeiro desfile de fantasias, sempre com óculos esquisitos que usava para esconder as lentes grossas que usava. Segundo ele, o auge do visual excêntrico foi com o show no Central Park, em Nova Iorque, em 1980, quando vestiu uma fantasia de Pato Donald, incluindo os pés de pato.
Entre os anos 80 e 90, a carreira de Elton John passou por certa estagnação, mas seus discos menos inspirados fizeram sucesso. Em 1994 criou “Can You Feel the Love Tonight?”, que fez parte da trilha sonora do filme O Rei Leão, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Canção em 1995. Em 1997, foi nomeado o “Cavaleiro do Império Britânico” pela Rainha Elizabeth II, recebendo o título de “sir”. O retorno ao sucesso veio em 2001, com “Song From the West Coast”, que retomava a sonoridade dos álbuns clássicos dos anos 70, como “Tumbleweed Connection” e “Honky Chateau”.
Ao lado dos shows e da gravação de discos, Elton também atua como compositor de músicas da Broadway e produtor de cinema, com a empresa “Rockey Pictures”, junto com seu companheiro, o cineasta David Furnish. Casados desde 2005 são pais de duas crianças, nascidas de uma mãe de aluguel. O primogênito, Zachary, nasceu em 2010 e o segundo nasceu em 2013.
Com 35 discos de ouro e 25 discos de platina, e aproximadamente 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, com um visual mais discreto, em 2013, Elton John   iniciou uma turnê brasileira, passando por diversas cidades. Os shows faz parte da turnê “40th Anniversary of the Rocket Man”, que celebrou quatro décadas de carreira do cantor. Em 2016, lançou seu 33º álbum de estúdio, intitulado “Wonderful Crazy Night”.

LAVA JATO, ADDIO - POR ROBERTO DE ALMEIDA

LAVA JATO, ADDIO



Caixa de entrada
x

Roberto de Almeida

25 de mar de 2019 19:39 (há 20 horas)

para MartaGiselletelfleschtelma-loboricardoallegroAndréMagalyRicardoRicardoRicardoRicardoricknnickelTâmarajoaolemosbarbosaJoaquimJoaquimJosékosmirandaJosejoseJoseJoséHelioDarioDarioDarioDarciandréAntonioMarcoAntonioPaulaAdervalMaraaspomilpmStefanoAdauriCristinaCarlosCarlosIsabelmariamarizacarcosEddieEddiedurkheim2007AuroraMililaudneyguzelaudneyjmoliv11jm2491vitoriaramiresVitoriaNathaliaMichelsamir, Cco:eu
AMIGOS

Certa  vez,  segundo  conta  um  biógrafo,  o  grande  Rui  Barbosa  recebeu  a  visita  de  um  açougueiro  que  queria  fazer  uma  consulta.  Solícito,  Rui  o  recebeu  em  seu  escritório.

- Doutor  quero  fazer  uma  consulta,    Se  um  cachorro  entra  num  açougue  e  come  um  quilo  de  carne  o
  dono  deve  pagar ?

_ Claro  disse  Rui .

-  Saiba  o  senhor  doutor  que    seu  cachorro  entrou no   meu   açougue  e  comeu  um  quilo   de  carne

Imediatamente,  puxando  a  carteira,  Rui    perguntou:   o  senhor  em  razão,  quanto  lhe  devo ?
-   Dez  reais ,  respondeu  surpreso   o açougueiro.

Levantou-se   para  sair  quando  Rui   o  interrompeu.   

-  O senhor  não  pagou  a  consulta !

Surpreso,  o  reclamante  perguntou:   E  quanto   é ?   

Rui  respondeu:   Vinte  reais,

  
Moral  da  história:   Se  você    rouba  um  quilo  de  carne....  está   F.....

  
PANO  RÁPIDO.

No moderno  mundo  da  LAVA  JATO,    ""Presunção ^ de  inocência"  e   "trânsito  em  julgado"  parecem  ser  os  "mantras"  preferidos  pelos  defensores  dos   que  são  acusados  de  "avançar"   sobre  o  dinheiro  público.   "Caixa  dois"  talvez   venha  a  ser  o  próximo.

  A  justiça  levou  30  anos  para  prender  o  Dr.  Paulo  Maluf   com  base  nos  dois  primeiros  'mantras".   Considerando  que  o  Dr.  Paulo   já  tem  mais  de  80  anos,  foi  liberado  para  "dormir   em  casa".   Afinal  de  contas  seria  um  ato de  desumanidade  mante-lo  preso,  mesmo  numa  cela  de   30  metros  quadrados   com  frigobar   e  TV.  Não  sei  se  "ar  condicionado"  estava  incluído..

Considerando  que  a  grande   maioria  dos  implicados    na  LAVA   JATO   já  passaram  dos  50, e  o  STF  vai  discutir   em  abril  (pela  segunda  ou  terceira  vez )   se  condenação  na  segunda  instância  deve  ser  cumprida  ou  não,    dificilmente  alguém   com "cacife"  ficará  preso.  

As   "moçoilas  da  GLOBO"    fizeram   o   possível  para  "explicar"  a  "soltura".   ao  Zé  Povo  (nós).

BOA  NOITE,  BOA  SORTE