sexta-feira, 6 de novembro de 2015

3 DE NOVEMBRO DE 2015 - TERÇA-FEIRA

DIA      TRÊS       DE        NOVEMBRO       DE       2015       -        TERÇA-FEIRA.
78 anos, 10 meses e 7 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
118º DIA DO ANO 66º
57 anos e 150 dias na PMESP
56 anos e 262 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 319 dias – 490 512 horas.
52 anos e 55 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 234 dias no Posto de Coronel – 331 meses e 22 dias.
4 anos e 119 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 155 dias CORONEL - 23  anos e 325 dias na reserva.
10 704-257 652                        10 155-244 168                               10 422-251 512.
DIA DE SÃO MARTINHO DE LIMA. Filho de um nobre espanhol e de uma panamenha, aos 15 anos entrou como oblato de um convento dominicano de LIMA, no PERU. Fazia verdadeiros milagres. Encarregado de uma enfermaria, possuía um verdadeiro dom para tratar os doentes, curando-os não apenas fisicamente mas também às suas almas, fazendo bem.
DIA DE SANTO HUMBERTO. Viveu no século VIII. Foi bispo de TONGRES, de MAESTRICHT e de LIÈGE, na BÉLGICA. Foi um homem caridoso, amável e sábio, estimado por todos os cidadãos. Morreu no dia 30 de maio de 727. É um dos santos mais populares da BÉLGICA.

QUANDO ASSUNTOS FICAM TEMPO DEMAIS SEM RESOLUÇÃO, ESSES IRROMPEM EM ALGUM MOMENTO, E GERALMENTE ISSO ACONTECE DE FORMA SURPREENDENTE, ATRAVÉS DE CAMINHOS INUSITADOS. MELHOR ORGANIZAR-SE, POIS ISSO É EVITÁVEL.

508 a. LEONARDO DA VINCI é contratado para pintar o quadro futuramente conhecido como a MONA LISA, em 3 de novembro de 1507.
481 a. parlamento inglês nomeia o rei HENRIQUE VIII líder da Igreja Inglesa, um título que pertencia ao PAPA, em 3 de novembro de 1534.
400 a. portugueses expulsam os franceses do MARANHÃO, em 3 de novembro de 1615. 
176 a. do início da primeira guerra do ÓPIO entre INGLATERRA e CHINA, no dia 3 de novembro de 1839. O conflito teve início quando o governo chinês, devido aos graves efeitos que a droga estava produzindo na população, ordenou que 20 mil caixas de ópio fossem jogadas ao mar e se negou a pagar a indenização exigida pela INGLATERRA. Os chineses havia muito já conheciam o ópio, narcótico retirado da papoula que produz um efeito adormecedor. No século XIX, porém, os ingleses, eu o cultivavam em abundância na ÍNDIA, passaram a incentivar o consumo da droga entre os chineses e fizeram dessa exportação o principal comércio entre os dois países.  
152 a. falece ANTÔNIO GONÇALVES DIAS. Nasceu no MARANHÃO, em 10 de agosto de 1823, de pai português e mãe brasileira. A primeira geração de poetas românticos, aquela que introduziu as idéias do Romantismo no BRASIL, teve como principais representantes GONÇALVES DE MAGALHÃES e GONÇALVES DIAS. Embora seja um dos melhores líricos da nossa literatura, GONÇALVES DIAS é freqüentemente lembrado como poeta indianista, pois foi o único que conseguiu dar realmente uma dimensão poética ao tema do índio. Exaltou principalmente o sentimento de honra e a valentia do índio (“I-JUCA PIRAMA”, “CANÇÃO DO TAMOIO”), cantou seu sentimento amoroso (“LEITO DE FOLHAS VERDES”) e escreveu poesias expressivas sobre a destruição provocada pelos colonizadores brancos (“CANTO DO PIAGA”, “DEPRECAÇÃO”). Como poeta lírico amoroso, cantou os temas consagrados pelo Romantismo – amor, saudade, tristeza, melancolia – mas nunca foi levado pelo excesso de sentimentalismo. Nessa linha temática destacam-se os poemas: “SE SE MORRE DE AMOR”, “COMO? ÉS TU?”, “AINDA UMA VEZ-ADEUS”, “SEUS OLHOS”, entre outros. Além desses temas, expressou com rara perícia o sentimento da solidão e do exílio (“CANÇÃO DO EXÍLIO”) e compôs belas poesias impregnadas de religiosidade sobre a majestade da natureza (“O MAR”, “A NOITE”, “A TARDE” e outras). Deixou os seguintes livros de poesias: PRIMEIROS CANTOS (1846), SEGUNDOS CANTOS (1848), SEXTILHAS DE FREI ANTÃO (1848), ÚLTIMOS CANTOS (1851), OS TIMBIRAS (incompleto, 1857), CANTOS (1857). Em 1862, interrompe seus trabalhos no BRASIL e volta à EUROPA para tratamento da saúde, bastante abalada. Percorre inutilmente vários países. Desenganado, embarca de volta ao MARANHÃO a 10 de setembro. No dia 3 de novembro de 1864, o navio em que estava naufraga e o poeta falece próximo a seu estado natal.

                                      CANÇÃO DO EXÍLIO

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Minha terra tem palmeiras,

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
                                                                
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.    

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá,
Em cismar – sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Nossas várzeas têm mais flores,
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu´inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá

O poeta escreveu essa poesia em COIMBRA, julho de 1843.
GONÇALVES DIAS, POESIA, RIO DE JANEIRO, AGIR
148 a. falece a MARQUESA DE SANTOS, DOMITILA DE CASTRO CANTO E MELO. Seu túmulo está no cemitério da CONSOLAÇÃO, em SÃO PAULO (3 de novembro de 1867).
135 a. nasce SEBASTIÃO NOGUEIRA DE LIMA em CASA BRANCA, a 3 de novembro de 1880. Falece em São Paulo a 2 de agosto de 1964. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco na turma de 1904. Promotor Público. Delegado de Polícia, em 1906/12. Vereador (1920/22 e 1923/25) e presidente da Câmara Municipal de PIRACICABA. Vice-prefeito de PIRACICABA. Procurador geral do Estado, em 1943/44. Secretário de Estado da Educação e Saúde, em 1943/45. Secretário de Estado da Segurança Pública em 1944/45. Secretário de Estado interino da Justiça, em 1945. Interventor Federal em SÃO PAULO em 1945. Ministro e Presidente do Tribunal de Contas do Estado de SÃO PAULO em 1947/48.
125 a. nasce PADRE EUSTÁQUIO, falecido em 30 de agosto de 1943. Nascido na HOLANDA, em AARLE-RIXTEL, aos 3 de novembro de 1890, professou na Congregação dos Sagrados Corações de JESUS e MARIA, aos 27 de janeiro de 1915 e aos 10 de agosto de 1919 recebeu a sagrada ordem do presbitério. Após alguns anos de ministério paroquial em sua Pátria foi enviado ao BRASIL, aonde chegou aos 12 de maio de 1925, desembarcando no RIO. Foi sucessivamente vigário das paróquias de ROMARIA (ÁGUA SUJA-MG), POÁ –SP, IBIÁ –MG e SAGRADOS CORAÇÕES, em BELO HORIZONTE. Em sua vida sacerdotal dedicou-se mais às pessoas necessitadas de males do corpo e da alma, que a ele recorriam, afluindo em massa a fim de implorar pela bênção carismática do Servo de Deus, alívio para seus males. A convite de bispos e párocos, PADRE EUSTÁQUIO, o sacerdote carismático, viajou por muitas cidades do interior de SÃO PAULO e de MINAS GERAIS, deixando nelas a marca de sua passagem benfazeja. Uma curta, mas penosa doença suportada sem nenhuma queixa e com verdadeiro heroísmo cristão, pôs termo à sua vida fecunda de apóstolo incansável da caridade cristã aos 30 de agosto de 1943, na cidade de BELO HORIZONTE. Seus restos mortais repousam desde 1949, numa capela na igreja dos SAGRADOS CORAÇÕES, iniciada pelo próprio Servo de Deus em BELO HORIZONTE. A paróquia fica num bairro popular de BELO HORIZONTE que foi rebatizado com o nome do padre – antes se chamava VILA CELESTE IMPÉRIO. Ali o religioso viveu pouco mais de um ano. Nos dias 30, de cada mês, são feitas celebrações para lembrar a morte do padre holandês. Multidões de devotos visitam sua sepultura e invocam, com êxito, sua poderosa intercessão junto a DEUS. Sua Causa de Beatificação foi iniciada em 1956. Os processos ordinários da Causa foram entregues em ROMA à autoridade competente da SANTA SÉ em setembro de 1966. Segundo LÚCIO DUMONT PRADO, padre provincial da Congregação dos Sagrados Corações no BRASIL e vice-postulador da causa da beatificação, uma equipe de médicos indicada pelo VATICANO, reconheceu em março de 2004 como extraordinária e sem explicação científica uma cura atribuída ao padre EUSTÁQUIO. Essa é a última etapa para que o religioso receba o título de beato ou bem-aventurado. “A comissão examinou o caso, uma cura de câncer, rápida, duradoura e inexplicável”, diz o pároco. “O parecer será encaminhado ao PAPA e a gente espera que logo ele possa fazer marcar a data de beatificação”, diz padre DUMONT.
124 a. indignado com a aprovação de uma lei que reduzia os poderes do presidente da República e definia os crimes de responsabilidade para os cargos do poder Executivo, o MARECHAL MANOEL DEODORO DA FONSECA (1827-1892) dissolve o Congresso. Em retaliação, militares iniciaram uma revolta na baía de GUANABARA, no dia 3 de novembro de 1891. Sob pressão, o presidente renunciaria ao cargo no dia 23 de novembro de 1891.
122 a. uma explosão de 51 toneladas de dinamite do barco CABO MACHICHACO causa 590 mortes, em 3 de novembro de 1893.
117 a. das publicações no jornal O DIÁRIO POPULAR de 03 de novembro de 1898: informaram-nos que a peregrinação ao cemitério do BRÁS foi avultadíssimo. O seu estado de asseio e de ornamentação pelas flores e árvores é apurado, e do mesmo modo se acha a capela. Entretanto o necrotério está exigindo reparos, não obstante reiteradas reclamações do senhor administrador.
Devem chegar em SANTOS, à tarde, em trem especial, o ALMIRANTE CANDIANI e vinte e cinco oficiais da esquadra italiana surta naquele porto. Na estação da LUZ reúnem-se as associações italianas, com seus estandartes, autoridades, imprensa, bandas de música e membros da colônia italiana, a fim de fazer-lhes festiva recepção.
O deputado paulista doutor BUENO DE ANDRADE propôs que o número de membros do conselho municipal seja elevado a 36, elegendo 12 cada distrito. Não perceberão remuneração alguma.
Em frente ao Cassino no RIO, onde serão julgados os réus do atentado de 5 de novembro (contra PRUDENTE DE MORAES), o povo está apinhado desde manhã cedo, para ver chegar os acusados. O salão do tribunal está também repleto de advogados, jornalistas, senhores e muito povo.
Consta ao País que os óbitos havidos a bordo do cruzador BENJAMIN CONSTANT foram causados por envenenamento; as carnes de conserva estavam deterioradas.  
117 a. inicia o mandato do presidente MANUEL ANTÔNIO SAN CLEMENTE, na COLÔMBIA, em 3 de novembro de 1898. Só iria terminar em julho de 1900.
114 a. das publicações no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 3 de novembro de 1901 (domingo): foi extraordinária a concorrência aos cemitérios, em visita aos mortos. Os trens da Companhia PAULISTA, os bondes e os carros particulares e de praça, durante todo o dia, conduziram pessoas ao campo santo. Ao longo do caminho estava cheio de pessoas que iam a pé. Foi benzido o nono cemitério do SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA SANTA CRUZ, anexo ao cemitério municipal.
MADRID - Os socialistas daqui e de outras cidades do reino unido estão organizando “meetings” para protestar contra a projetada lei sobre às greves que irá ser discutida no parlamento.
TIETÊ – A seca continua a causar grandes prejuízos à lavoura.
Afirma-se em ROMA que o MARQUÊS VISCONTI VENOSTA auxiliará o Rei VICTOR MANOEL no estudo da questão de limites do BRASIL com a GUIANA INGLESA.
INGLATERRA – Há quem diga que a INGLATERRA está destinada a desaparecer, por causa da ação destruidora das águas do mar, que lhe vão correndo o litoral. Agora diz a estática que os ingleses desaparecerão mais depressa. Desde 1851 que a proporção dos nascimentos se altera em forma que, continuando assim, daqui a sessenta anos já não haverá um inglês, nem para um remédio. O último censo mostra que na INGLATERRA, exceptuando a ESCÓCIA e a IRLANDA, havia em março do corrente ano, 15.721.728 homens e 16.721.347 mulheres. Se se mantiver a mesma progressão, dentro de 60 anos só existirão ali as mulheres. E se houver guerras como a do TRANSVAAL, com idêntica matança inglesa, o fato previsto virá mais depressa.
112 a. da independência do PANAMÁ. O estopim que impulsionou a criação da REPÚBLICA DO PANAMÁ foi a rejeição do Congresso da COLÔMBIA, em 12 de agosto de 1903, ao TRATADO HERRÁN-HAY. O convênio concedia aos EUA a construção do CANAL no então departamento colombiano e a exploração por cem anos. O então presidente THEODORE ROOSEVELT, apoiou o movimento separatista, inclusive com o envio de tropas, o que culminou com a independência do PANAMÁ, da COLÔMBIA, em 3 de novembro de 1903. Apenas quinze dias depois, os EUA e o PANAMÁ assinaram um tratado que concedia a concessão perpétua do CANAL aos americanos. No governo CARTER, porém, a soberania americana no PANAMÁ ficou limitada ao canal e às bases militares situadas às margens da via marítima. Finalmente, em 31 de dezembro de 1999 o PANAMÁ recebeu a transferência do CANAL pelos EUA, pondo fim a 85 anos de presença militar americana no País.  
112 a. senado da COLÔMBIA derruba o tratado para a construção do CANAL DO PANAMÁ, em 3 de novembro de 1903. Por interesses comerciais, os ESTADOS UNIDOS estimulam a revolução que culminaria com a proclamação da República do PANAMÁ. Desde 1821, o PANAMÁ fazia parte da República da GRANDE COLÔMBIA.
110 a. na RÚSSIA, o CZAR NICOLAU II assina um decreto anistiando prisioneiros políticos, em 3 de novembro de 1905.
108 a. fundado no RIO DE JANEIRO o hospital SOUZA AGUIAR, em 3 de novembro de 1907, considerado o maior pronto socorro da AMÉRICA LATINA.
107 a. sérvios e montenegrinos, residentes em BUENOS AIRES, realizaram uma grande reunião na qual foi resolvido dirigir um telegrama de protesto ao rei PEDRO, da SÉRVIA e ao príncipe NICOLAU de MONTENEGRO, contra a anexação à ÁUSTRIA-HUNGRIA da BÓSNIA e HERZOGOVINA, fato que classificaram como uma grande vergonha. Em 3 de novembro de 1908.
105 a. Divulgou-se a notícia de um pedido de concessão, dirigido ao Congresso para o estabelecimento do serviço de navegação regular no RIO TIETÊ, entre PARNAÍBA e SALESÓPOLIS, solicitando o privilégio de exploração, em 3 de novembro de 1910.
104 a. o luminoso dia de ontem aumentou a doce imponência da festa dos mortos. Aos dois cemitérios da parte alta da cidade afluíram milhares de famílias que fizeram desses recintos a solidão dos seus pensamentos. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 3 de novembro de 191).
103 a. nasce o GENERAL REF. ALFREDO STROESSNER em 3 de novembro de 1912. O ex-ditador do PARAGUAI, ALFREDO STROESSNER, de 93 anos, morre no dia 16 de agosto de 2006 no Hospital SANTA LUZIA, em BRASÍLIA, onde esteve internado por semanas em função de uma pneumonia. Segundo o hospital, o general estava muito fraco, sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. O ex-ditador foi hospitalizado pesando pouco mais de 50 quilos e se alimentava por meio de sonda. No mês passado, STROESSNER foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal. Depois da operação, contraiu uma pneumonia, que o levou para a UTI.
ALFREDO STROESSNER nasceu em ENCARNACIÓN, no PARAGUAI, em 3 de novembro de 1912. Filho de imigrante alemão HUGO WIELHEM e da camponesa paraguaia HERIBERTA MATIAUDA, começou cedo no Exército, aos 17 anos, ajudado por um tio. Dois anos depois, já como tenente, participou da GUERRA DO CHACO (1932-1935) contra a BOLÍVIA, que abriu caminho para uma meteórica carreira. Em 1948, aos 36 anos, o ex-ditador tornou-se o mais jovem general de brigada de toda a AMÉRICA DO SUL.
O GENERAL ALFREDO STROESSNER, que comandou uma das ditaduras sul-americanas mais sanguinárias, tomou o poder em 1954, após liderar um golpe que derrubou o presidente FEDERICO CHÁVEZ, eleito um ano antes. Após ser nomeado por uma Junta de Governo, assumiu a presidência até 1989, governando por oito mandatos consecutivos (1954, 1958, 1963, 2968, 1973, 1978, 1983, 1988). O GENERAL STROESSNER era asilado político em BRASÍLIA desde 1989, quando um golpe de estado liderado por seu consogro, o falecido GENERAL ANDRÉS RODRIGUEZ, colocou fim ao seu regime e abriu caminho a um sistema de eleições abertas.
No PARAGUAI, STROESSNER era réu em vários processos por violações aos direitos humanos. Era também acusado de envolvimento na OPERAÇÃO CONDOR pela qual, regimes militares sul-americanos da década de 1970 trocavam informações e presos políticos.
103 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 3 de novembro de 1912: a peste bubônica que assolava a PARAÍBA DO NORTE acaba de invadir a cidade de NATAL. O governo do RIO GRANDE DO NORTE, impossibilitado de conseguir recursos para combater o mal, pediu a intervenção federal. Serão enviados desinfectadores para a cidade.
  97 a. derrota do IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO durante a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, culmina coma proclamação da República da ÁUSTRIA, em 3 de novembro de 1918.
  97 a. POLÔNIA torna-se independente da RÚSSIA depois da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, em 3 de novembro de 1918.
  93 a. nasce CHARLES BRONSON, ator norte-americano, em 3 de novembro de 1922.   
  85 a. da entrega do PODER a GETÚLIO VARGAS, como CHEFE DA REVOLUÇÃO VITORIOSA DE 1930, no dia 3 de novembro daquele ano. Ele foi empossado como Chefe do Governo Provisório pela Junta Militar que depôs o Presidente WASHINGTON LUÍS.
  81 a. fundação da AFA, ASSOCIAÇÃO DO FUTEBOL ARGENTINO, em 3 de novembro de 1934.
  80 a. nasce HÉRBERT DE SOUZA, o "BETINHO", em 3 de novembro de 1935. No RIO DE JANEIRO, quando completou os setenta anos do nascimento do sociólogo, uma série de homenagens aconteceu. Ele liderou movimentos como a Campanha Nacional pela Reforma Agrária, o Movimento pela Ética na Política e a Ação de Cidadania fez uma festa em seu Centro Cultural Carioca, no centro. O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), que teve o sociólogo como um de seus fundadores, promoveu o ciclo “CONVERSA COM BETINHO”. Falece em 9 de agosto de 1997.
  79 a. republicanos obtém a maioria no Congresso dos ESTADOS UNIDOS e o democrata FRANKLIN ROOSEVELT é reeleito para a presidência, em 3 de novembro de 1936.
  76 a. nasce o Ten.Cel. Res. ARNO ZAGNI, em 3 de novembro de 1939.
  73 a. na LÍBIA, o GENERAL inglês MONTGOMERY obtém uma vitória decisiva sobre as tropas alemãs do GENERAL ERWIN ROMMEL, em 3 de novembro de 1942.
  65 a. ARGENTINA vence os ESTADOS UNIDOS por 64 a 50 e é campeã mundial de basquete, em 3 de novembro de 1950.
  64 a. falece o maestro ERNESTO LAHOZ em 3 de novembro de 1951. Nasceu em 1874, na ITÁLIA. Veio para o BRASIL, onde radicou-se em PORTO ALEGRE, e por mais de meio século alimentou os países sul-americanos com temporadas de operetas que marcaram época. Levava vários meses percorrendo o BRASIL de norte a sul. Exerceu por vários anos o posto de maestro da Banda Municipal. Uma rua em sua homenagem fica na VILA MARIANA.
  61 a. LINUS PAULING obtém o prêmio NOBEL DE QUÍMICA em 3 de novembro de 1954.
  60 a. nasce minha prima ELVIRA, irmã do CABO RENATO VENTURA, que residiu em POÁ, há muitos anos, em companhia de tia CATARINA. Depois do falecimento desta, que foi como uma mãe para ela, a ELVIRA ainda continua morando na mesma casa. ELVIRA nasce no dia 3 de novembro de 1955.
  60 a. presidente brasileiro CAFÉ FILHO sofre um distúrbio cardiovascular e é substituído por CARLOS COIMBRA DA LUZ, presidente da Câmara dos Deputados, no exercício da Presidência do BRASIL, em 3 de novembro de 1955.
  58 a. do lançamento do SPUTNIK-2, levando a bordo a cadela LAIKA, primeiro ser vivo lançado no espaço, em 3 de novembro de 1957.
  57 a. inaugurado em PARIS a sede da ONU para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), em 3 de novembro de 1958.
  57 a. ANDRÉS RIVERO AGÜERO é eleito presidente de CUBA, em 3 de novembro de 1958.
  57 a. derrubado por um golpe militar o presidente boliviano VÍCTOR PAZ ESTENSSORO. Assume o GENERAL RENÉ BARRIENTOS ORTUÑO, em 3 de novembro de 1958.
  52 a. das anotações feitas em 3 de novembro de 1963 (domingo). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 117º - 5 anos e 152 dias na FORÇA PÚBLICA – 58º dia como ASPIRANTE – 45º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Às 2 horas da madrugada chega da rua o ASPIRANTE BORINI SOARES fazendo estardalhaço. Sou acordado e quando novamente durmo eis que a tropa que estava em SANTO ANDRÉ chega e é uma nova amolação. Deviam ser 3 horas.
Âs 7 horas apronto-me para deixar o quartel. O TENENTE MÁRIO recebe ordens para liberar a prontidão e meia hora depois estou a caminho de casa. Encontro mulher e filhos dormindo ainda e, como não pude dormir no quartel, deito também.
Nesses últimos dias, por intermédio de diversos telefonemas, tenho recebido notícias de TIA MANOELA, PRIMA NAIR, e meus pais.
Soube que no último dia 30 meus pais estiveram questionando sobre a aposentadoria de meu pai, cujo caso do IAPI já poderia estar solucionado definitivamente, não fosse a má vontade dos empregados desse Instituto. Nesse 30 de outubro o IAPI ouviu diversas testemunhas que foram unânimes em afirmar que meu pai não exerceu nenhum emprego de 14 anos para cá.
Nessa manhã ouço a famosa programação da BANDEIRANTES: “SUCESSOS EM REVISTA”, que apresentou: 25º lugar – TOALHA DE MESA; 24º - PETER GUN; 23º - POMBINHA BRANCA; 22º - POBRE ELIZA; 21º - NOITE INGRATA; 20º - NÃO SOU NINGUÉM; 19º - UIRAPURU; 18º - PAPA HUM! MAU! MAU!; 7º - TUDO DE MIM; 16º - A ÚLTIMA CARTA; 15º - ROMANCE; 14º - ORAÇÃO DO AMOR; 13º - GAROTA DE IPANEMA; 12º - ESTA NOITE EU QUERIA QUE O MUNDO ACABASSE; 10º - SAIA VERMELHA; 9º - OLHANDO PARA O CÉU; 8º - BOSSA NOVA; 7º - MEU MAIOR DESEJO; 6º - MARIA CRISTINA; 5º - ---------; 4º - EL RELICÁRIO; 3º - OLHANDO PARA O CÉU (com o TRIO ESPERANÇA); 2º ----------; 1º - DOCE AMARGURA (pela sexta semana consecutiva).
Passo um domingo despreocupado, lendo minhas recordações dos anos de 1954 e 1961. Depois, a partir das 18:10 horas, passo a assistir programas de televisão:
DISNEYLÂNDIA (programa maravilhoso, tratando desta vez da mitologia);
CAFÉ CONCERTO (apresentado pelo AURÉLIO CAMPOS e trazendo em seus números: SILVANA e AURÉLIO – ALDA PERDIGÃO – MARISA – o bailarino MOZART – ALVARENGA e RANCHINHO e outros).
TV DE VANGUARDA, apresentando a peça BABY DOLL, de TENESSEE WILLIAMS. Assistindo-a, vou deitar tarde.  
  51 a. registro de minhas memórias em 3 de novembro de 1964 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 117º - 6 anos e 152 dias na FORÇA PÚBLICA - 164 dias como 2º TENENTE - 411 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Após o descanso de três dias, bem proveitoso por sinal, encaminho-me sossegadamente para o BG, à paisana, e, ao chegar no quartel, temos a seguinte notícia: O BG formaria na ALAMEDA GLETTE, tendo em vista a chegada do Presidente da República nos CAMPOS ELÍSEOS. Colhidos de surpresa, passamos a envergar o uniforme de gala após a revista das 7 horas. Acontece, porém,que nem bem eram 8 horas e já tínhamos uma contra-ordem - o BG não formaria mais.
Dirijo-me à secretaria, onde há muito serviço por fazer. Minutos após sou convidado para jogar volibol pelo BG, numa partida que está marcada pelo campeonato interno da FP que, nele, o Batalhão não tem feito boa figura. Descemos à Escola de Educação Física e ali esperaríamos o quadro do Corpo de Bombeiros, que não comparece. O BG ganha a partida sem jogar.
Os CAPITÃES JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS e EDUARDO SOPHIA e os ASPIRANTES HERMES COUTINHO TORRES, LUÍS GONZAGA DE OLIVEIRA, juntamente comigo, retornariam ao BG e, então, jogaríamos futebol de salão até às 11:30 horas.
O resto do expediente foi de serviço e, após o transcorrer do mesmo, passo a dar aulas normais.
À noite, comparecem os subtenentes OSCAR DE CARVALHO, NERCÍLIO e MOURA. Chegamos a uma conclusão seguinte: nossas aulas serão realizadas, a partir de quinta-feira, na Olaria da FORÇA PÚBLICA pois todos nós moramos daquele lado e, as aulas no BG fazem com que percamos muito tempo.
  50 a. dos apontamentos realizados em 3 de novembro de 1965 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 4º - DIA116º - 7 anos e 152 dias na FORÇA PÚBLICA - 529 dias como 2º TENENTE - 776 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Levanto-me às 5 horas, horário de costume quando o BG encontra-se em regime normal e de expediente. Acontece que recebera ordem na sexta-feira que o expediente desta quarta-feira será iniciado às 12 horas e esquecera desse fato. Assim é que estou para sair de casa quando me lembro do recado dado pelo Oficial de Dia de sexta-feira.
Torno a deitar e assim posso gozar um bom bocado da manhã junto de meus familiares, principalmente conversando com minha esposa e brincando com as crianças.
São 11 horas quando rumo para o ponto de ônibus VILA AURORA. Ali me encontro com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e SOLDADO MARCONDES. Viajamos juntos, discutindo todos esses dias que passamos sossegados, sem problemas atinentes a Prontidões, como aliás se fez notar durante todo o mês de outubro, tristemente lembrado nesta ocasião.
A revista se processa às 12 horas. O nosso "colega" 2º TENENTE PORT, cria um caso nesta data. Enciumado pelo fato do Chefe da FIF, Secretário e Encarregado da Cantina não entrarem mais de Prontidão, deu uma parte no sentido de que esses oficiais concorram à escala de Oficial de Dia. O TENENTE PORT não desconhece que verdadeiramente somos os únicos a fazer alguma coisa no quartel. Ele e os demais oficiais somente tiram o serviço de dia uma vez por semana e ainda têm razões para queixas. Vejamos qual a solução que a administração vai dar a esse documento.
Na FIF acabamos de preparar tudo para a reunião do Conselho de Administração, marcada para às 9 horas de amanhã.
Mando o SARGENTO LOPES ao Serviço de Fundos saber notícias sobre o pagamento do mês de outubro e o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU manda-me avisar que amanhã é que teremos o dinheiro, no BANCO DO BRASIL.
O expediente vai terminar às 18 horas. Ainda vou permanecer no quartel até às 21 horas, pois tenho minha aula ministrada aos cabos.
Parece que as coisas estão mais ou menos normais. A política continua firme com o ATO INSTITUCIONAL Nº 2 em pleno funcionamento. Na GUANABARA, o governador CARLOS LACERDA manifesta desejos de abandonar a política.
  49 a. implantado o estado de sítio em todo o território da GUATEMALA, em 3 de novembro de 1966.
  47 a. novela BETO ROCKFELLER estréia na TV TUPI e revoluciona o gênero, em 3 de novembro de 1968. A nova linguagem deixava de lado a interpretação excessivamente dramática.
  45 a. SALVADOR ALLENDE assume a presidência do CHILE, em 3 de novembro de 1970. 
  42 a. falece o ator mexicano ARTURO DE CÓRDOBA, em 3 de novembro de 1973. Seu verdadeiro nome era ARTURO GARCIA RODRIGUEZ. Foi internado quinze dias antes de sua morte no Sanatório Espanhol  por causa de uma taquicardia aguda, que lhe provocou por três vezes a paralisação respiratória. Depois que lhe foi feito uma traqueotomia, melhorou seu estado de saúde, o que aliviou sua esposa, a atriz argentina MARGA LOPEZ. ARTURO DE CÓRDOBA nasceu em 7 de maio de 1908, em MERIDA, no MÉXICO. Foi considerado como um dos grandes atores do palco espanhol. Desde que em fevereiro de 1967 sofreu uma embolia cerebral, teve sete crises graves, até que uma complicação cardíaca vascular levou ao seu falecimento. Trabalhou como jornalista e locutor de rádio, de 1928 a 1930. Representou, em 1925, no filme “CEUS” e sua atuação lhe valeu contratos em HOLLYWOOD, ESPANHA e ARGENTINA. Em sua larga carreira artística, conquistou numerosos troféus de cinema, teatro e televisão. Em 1966, realizou uma novela de televisão ao lado de MARGA LOPEZ, porém teve que interromper por causa de uma embolia cerebral, da qual nunca pode se recuperar totalmente. Por outro lado, atuou, depois, em várias representações teatrais, com o braço e perna esquerda, parcialmente paralisados.
  42 a. ESTADOS UNIDOS lançam a sonda espacial MARINER X, em 3 de novembro de 1973.
  40 a. nasce ALESSANDRO BAPTISTA ASSIS em 3 de novembro de 1975. Entrou para a PMESP, como aluno oficial da APMBB, em 1991. Foi declarado ASPIRANTE-A-OFICIAL em 1996. Promovido a 2º TENENTE PM em 1997. A 1º TENENTE PM em 2001. É Comandante de Pelotão na Escola de Oficiais da APMBB. Acumulou a função de Oficial de Ligação do Diretório Acadêmico “XV DE DEZEMBRO” em  2008. Exerceu o magistério na APMBB (DIREITO PENAL).
  38 a. nasce RICARDO MARTINS, em 3 de novembro de 1977, em PORTO ALEGRE (RS). Iniciou a carreira como BRUNO, em “PECADO CAPITAL” (1998), novela da GLOBO. Viveu o personagem VINÍCIUS, em “DA COR DO PECADO” (2004), também da GLOBO. Já foi vendedor de roupas de uma loja do RIO DE JANEIRO. Ele estava quase desistindo da carreira de ator quando recebeu o convite para protagonizar, em 2007, a novela da BANDEIRANTES “DANCE DANCE DANCE”, onde interpreta o personagem RAFAEL. 
  36 a. das anotações feitas em 3 de novembro de 1979: estou muito sossegado neste sábado. Leio JACK LONDON “TACÃO DE FERRO”. Não saímos nesta data. Ficamos sabendo pela TV que está chovendo muito forte na BAIXADA SANTISTA. Lançado em 1965 a nave PEGASUS II está caindo. Pesa onze toneladas. Foi enterrado hoje PARK CHUNG HEE (líder da CORÉIA DO SUL, assassinado em 27 de outubro); JUAZEIRO DO NORTE – fim da romaria em louvor ao PADRE CÍCERO. Jogos deste sábado: VASCO DA GAMA 3 x FLUMINENSE 2; SANTOS 3 x FRANCANA 1; SÃO PAULO 1 x PONTE PRETA 1. Assistimos o filme “NINGUÉM PODERIA SALVÁ-LA”. MARLENE conta que ela e ALBERTO tiveram de enfrentar uma turma de maconheiros na VILA FLÓRIDA, liderada pelo conhecido marginal BAIANINHO.  
  29 a. falece o Capitão JOSELITO SARMENTO DE OLIVEIRA. No antigo BG, nos anos 1960, quando ali fui ser secretário do Batalhão, o JOSELITO era sargento do Corpo Musical (que pertencia ao BATALHÃO DE GUARDAS) e exercia a função de amanuense. JOSELITO morre no dia 3 de novembro de 1986.
  29 a. transf. reserva CORONEL PM ÉDSON ISAC CORREIA, em 3 de novembro de 1986.
  28 a. da internação da LUCINDA no HOSPITAL CRUZ AZUL, a fim de ser  submetida a uma operação da "perine", em 3 de novembro de 1987. CABO PM BATISTA vem nos buscar às 6 horas. LUCINDA ainda aguarda o PAULO CÉSAR ir para a escola, a fim de sair tranqüila e ir para o Hospital da CRUZ AZUL, no CAMBUCI. A internação é feita às 7:30 horas. Ela ficará no Apartamento 610.  A operação acontecerá por volta das 11 horas de amanhã. Tenho de pagar seis diárias do apartamento, a 800 cruzados por dia. O pior é que não tenho dinheiro para isso. Passo um cheque e depois pensarei no acerto. Após deixá-la internada, rumo para o 2º BPChq. Tenho de resolver muitos problemas que ficaram parados durante todos esses dias.
Depois vou para o CAES. O CORONEL PM CARLOS FUGA conversa conosco após a Viagem de Estudos. Poucos foram os desencontros com o CSP. Já o mesmo não aconteceu com o CAO, dividido em duas turmas. Houve muitas reclamações.
Muitos colegas nossos estão viajando: TENENTES-CORONÉIS PM FÁBIO, MONTEIRO, EDGAR, e MAJORES PM PORTELA e ARAÃ. O TENENTE-CORONEL PM NIKOLUK retorna ao nosso convívio. Sua filha está fora de perigo e agora as coisas vão se assentando.
O TENENTE-CORONEL PM PAULO trouxe um vídeo de nossa estadia em MANAUS. Assim é que relembramos a chegada no Aeroporto EDUARDO GOMES, a instalação no HOTEL AMAZONAS, a apresentação ao Cmt Geral e ao Governador, o jogo de futebol no Clube dos Oficiais, o jantar que se seguiu e a viagem fluvial no RIO NEGRO.
Terminado o expediente no CAES, vou até GUARULHOS para buscar roupas. Janto com dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA, JOÃO e MARLENE.  Às 20:30 horas chego no Apartamento 610 do Hospital da CRUZ AZUL. Vou passar essa primeira noite com a LUCINDA, antes da operação.    
  27 a. dólar registra quedas em todos os mercados financeiros internacionais, que revelam as cotações mais baixas de sua história, frente ao marco e ao ien, em 3 de novembro de 1987.
  26 a. da POSSE de meus colegas, em 3 de novembro de 1989, nas seguintes diretorias: -
                na  D A L  -  CORONEL DALMIRO GOMES,
                na  D FIN. - CORONEL CLAUDOVINO DE SOUZA,
                na  DAMCO- CORONEL JÚLIO BONO       e,
                na  D P - Cel. MILTON CARDOSO FERREIRA DE SOUZA.
  25 a. falece a ex-atriz  MARY MARTIN, em 3 de novembro de 1990.
  25 a. da internação do genro do NOGUEIRA, Sr. HÉLIO PALMIERI, na UTI do Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, no dia 3 de novembro de 1990.  
  23 a. do encerramento das diligências na casa do suspeito ROMÉRIO, em 3 de novembro de 1992. Esse caso deu vários desdobramentos e até hoje permanece nebuloso. ROMÉRIO foi encontrado morto, anos mais tarde. Teria participado de uma rede de escroques internacionais, traficantes de aparelhos eletrônicos. O mentor da imensa quadrilha esteve preso nos EUA. Usava diversos nomes. Também foi assassinado. Preferi me afastar desse caso, que começou quando eu ainda era major, pois também sofri ameaças de morte.  
  23 a. BILL CLINTON, do partido democrata, é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS pela primeira vez, em 3 de novembro de 1992. Ele coloca fim a 12 anos de governo republicano ao ser eleito com 43% dos votos contra 38% de GEORGE BUSH e 19% de HENRY ROSS PEROT. Em 1997 seria envolvido em denúncias de assédio sexual.
  21 a. acontece o último eclipse total do sol no hemisfério sul do século XX. O SOL fica encoberto pela LUA por 4 minutos e 25 segundos, em 3 de novembro de 1994.
  21 a. lançado ao espaço a nave ATLANTIS, com seis astronautas a bordo, em 3 de novembro de 1994.
  20 a. furacão ÂNGELA invade as FILIPINAS e causa a morte de 883 pessoas. Quase duzentas ficam desaparecidas, em 3 de novembro de 1995.
  19 a. do suicídio do empresário LUIZ CARLOS LEONARDO TJURS inconformado com o final do romance com a atriz ANA PAULA ARÓSIO, que presenciou o ato. Ele estava com 29 anos de idade e ela 21 anos (atualmente, a atriz está com 31 anos). O suicídio aconteceu em 3 de novembro de 1996.
  18 a. dez estados brasileiros são obrigados a racionar energia elétrica nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, em 3 de novembro de 1997. O déficit era causado pela queda de dez torres no PARANÁ. Outras anotações nesta data: na AORPM encontro o OLIVEIRA queixando-se de um princípio de labirintite. Ele sofre desse mal há anos. Quando aumenta o calor, como é o caso desta segunda-feira, sua situação piora. Para as eleições da AORPM parece mesmo que haverá uma chapa única, com a continuidade do CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO na presidência. Comentamos um trabalho escrito do PASSOS, o INVASOR, com muita ficção. O PLANO KS é encerrado hoje. Sofre discussões.
No MMDC encontro o 1º TENENTE PM Mús ÁLVARO DOS SANTOS. Ele está na reserva. É nosso associado, mas esteve afastado durante três anos. Agora retorna com boas idéias. Conversa também com o CORONEL CANAVÓ. Conheço o ÁLVARO DOS SANTOS desde os tempos em que servi ao BATALHÃO DE GUARDAS (23 de setembro de 1963 até 6 de abril de 1966). O CORONEL CANAVÓ vai para BELO HORIZONTE amanhã. Parece que o BRIGADEIRO IVAN FROTA irá se candidatar à Presidência da República.
Em casa vou rever o quinto tomo de minhas memórias: 10 de julho de 1954 a 9 de julho de 1955. Relembro os meus tempos de I CIENTÍFICO (1954) e II CIENTÍFICO (1955) em MOGI DAS CRUZES. Nessa época aparece muito no diário o nome de WÁLTER MONTEIRO, cuja morte aconteceu no dia 30 de outubro de 1997. No dia 24 de agosto de 1954 está registrado o suicídio de GETULIO VARGAS e, no dia 29 de outubro de 1954, a morte de minha avó ELVIRA. Telefono para prima ELVIRA, que vive em companhia de TIA CATARINA, cumprimentando-a pelo aniversário. Ela leva o nome de minha avó ELVIRA (nasceu um ano após a sua morte).
  17 a. falece BOB KANE, cartunista norte-americano, famoso por ter criado o herói das histórias em quadrinhos, BATMAN. Em 3 de novembro de 1998. Outras anotações nesta terça-feira: esfria muito. O frio vem acompanhado da garoa. No MMDS encontro CARMELO. Estuda o PLANO NACIONAL para o mês de dezembro. Três Estados estarão envolvidos no combate ao roubo de caminhões de carga: MG – BA e SP. CRISTIANO não está mais entusiasmado com a OPERAÇÃO FEDERAL para 1999. Pretende mesmo executar a OPERAÇAO CRUZEIRO. Já no MMDC, nesta tarde, atendo colegiais que estão fazendo um trabalho sobre o Monumento Mausoléu. O CORONEL ARY CANAVÓ mostra fotos tiradas em 29 de outubro na divisa SP-MG, entre os município de CRUZEIRO e PASSA QUATRO. Elaboro um ofício de agradecimento ao monge ROCCO FRAIOLI pela magnífica missa rezada ontem no Monumento Mausoléu. Faço uma comunicação ao CORONEL ARY CANAVÓ que dona MARIA e ESTER foram entregar um convite no prédio onde mora REGINA CELENTANO para que ela comparecesse na Missa de FINADOS (foi ela excluída na reunião do Conselho Supremo de 10 de fevereiro, mas uma liminar judicial faz com que a desagradável pessoa ainda
continue vinculada ao MMDC. Ela não estava e o zelador tinha ordens expressas para não receber documentos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em casa, assisto os jornais de RECORD e da GLOBO. Alguns jogos de xadrez no computador e a leitura de “CINQUENTA ANOS DEPOIS” encerram esta data.   
  16 a. da ABERTURA DO I FÓRUM INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS, em 3 de novembro de 1999.    
  16 a. da TRAGÉDIA numa sala de cinema do SHOPPING MORUMBI, MATEUS DA COSTA MEIRA matou três pessoas e feriu outras cinco, no dia 3 de novembro de 1999. A platéia assistia o filme "CLUBE DA LUTA". O estudante de medicina foi preso em flagrante. Chegou a dividir cela com o  ex-vereador VICENTE VISCOME.  Agora está no CENTRO DE OBSERVAÇÃO CRIMINAL.
  16 a. das demais anotações em 3 de novembro de 1999 (quarta-feira): com temperatura de 25 graus, vou para SÃO PAULO. Na Rua TABATINGUERA, observo a reforma do antigo prédio onde funcionava a agência BRADESCO Essa reforma já está bem adiantada. Desde a última segunda-feira, dia 1º de novembro, foi colocada uma placa designando a ELETROPAULO para esse novo prédio. Antes, se pensava ser qualquer coisa da Construtora GAFISA. No entanto, a construtora era apenas encarregada da reforma.
LUZ está acamado. Sentiu-se mal ontem à noite e foi levado às pressas para o Hospital do Servidor Municipal. Medicado, procura se recuperar em casa de uma possível crise de labirintite. Isso atrapalha a seqüência de aulas já programadas.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES já está no MMDC quando ali chego. Forneço-lhe uma listagem completa de todos os prefeitos dos municípios de SÃO PAULO (o MARCONDES reproduziu o disquete fornecido ontem pelo CAPITÃO PM GALDINO, da DAMCO).
Pensava em trabalhar numa Ata da reunião da Diretoria Executiva em 18 de outubro. Isso é impossível com o senhor MARCONDES presente. Pede-me ele para intervir numa possível transferência do TENENTE PM TORRES, do 25º BPMM para o 14º BPMI – REGISTRO. Converso, por telefone, com o Chefe do EM/CPI, TENENTE-CORONEL PM JOSIAS. Ele vai verificar como está esse pedido de transferência. O TENENTE-CORONEL PM JOSIAS ainda sente a difícil situação quando marginais roubaram-lhe vários objetos de sua residência. Um deles enfiou o revólver na sua boca, na frente dos familiares.
Outro pedido do senhor MARCONDES diz respeito ao seu conhecido, WALDESSI MIRANDA DOS SANTOS, aluno de uma Escola de Vigilância dirigido pelo CORONEL PM LUIZ CARLOS GONZAGA. Converso, via fone, com esse oficial.
Mais tarde, quando estou já deixando o MMDC, chega o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Traz-me ele um “calhamaço” de papéis relacionados com o novo Partido Político – PARTIDO FEDERALISTA. O veterano HERBERT LEVY é o Presidente de Honra desse Partido, fundado em 7 de setembro de 1998. THOMAS KORONTAI é o Presidente da Comissão Nacional Executiva. Conta-me o MENDES que seu filho bateu ontem o carro. Os danos materiais chegam a 900 reais, mas o pior é a dor de cabeça que causa o acidente. Ele também está com a esposa, dona OÇAINE, com problemas de tiróide.
No regresso a GUARULHOS, procuro me inteirar sobre o PARTIDO FEDERALISTA. Na sua proposta política procura mudar quase que tudo no BRASIL.
Na noite, estou assistindo GRÊMIO 0 x CORINTHIANS 3 quando a televisão mostra cenas patéticas de um atirador disparando uma metralhadora no Cinema 5 do SHOPPING MORUMBI. Uma pessoa é morta, duas outras estão em estado desesperador e há mais três feridas. Passava o filme CLUBE DA LUTA quando surgiu um rapaz atirando uma submetralhadora.
Pelo Campeonato Brasileiro tivemos também o empate de 0 a 0 entre PALMEIRAS e GUARANI; CRUZEIRO 2 x VASCO 1 e SÃO PAULO 1 (gol marcado pelo goleiro ROGÉRIO) x PONTE PRETA 0.
O presidente eleito da ARGENTINA, FERNANDO DE LA RÚA, visita o BRASIL. De acordo com DE LA RÚA, um dos temas da conversa com FERNANDO HENRIQUE CARDOSO foi a necessidade de integrar temas sociais à agenda do MERCOSUL.
O governador MARIO COVAS foi à Abertura do I FORUM INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA e DIREITOS HUMANOS, hoje, no ANHEMBI. Falou sobre a ação da ROTA, na madrugada, quando foram mortos três marginais acusados de roubo, em GUARULHOS.     

ACONTECEU EM 3 DE NOVEMBRO DE 2000 : -   QUINTA-FEIRA
PADRE MARCELO ROSSI deu um toque diferente ao dia de FINADOS, realizando um showmissa de três horas no autódromo de INTERLAGOS, reunindo cerca de dois milhões e 400 mil pessoas.

PELÉ, aos 60 anos, o maior jogador de todos os tempos, finalmente realizou o seu sonho de marcar um gol no legendário estádio inglês de WEMBLEY, que foi palco da final da COPA DO MUNDO DE 66. PELÉ, VENCEU o duelo no reencontro histórico com o ex-goleiro da seleção inglesa GORDON BANKS, de 63 anos, ao converter a cobrança de pênalti, que marcou a despedida do velho templo do futebol. O estádio de WEMBLEY começará a ser demolido para dar lugar a outro palco mais moderno, com inauguração prevista para 2003.

MORREU em SÃO PAULO o editor WALDIR MARTINS FONTES, de 66 anos, fundador da LIVRARIA MARTINS FONTES. Foi um dos grandes distribuidores de livros portugueses no BRASIL.

O jornalista JOSÉ ROBERTO ROCHA, de 45 anos, morreu na rodovia FERNÃO DIAS, em POUSO ALEGRE, MINAS GERAIS, vítima de acidente automobilístico. ROCHA estava no carro acompanhado pela mãe, MARGARIDA REIS, que também morreu na batida contra um caminhão. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de COMUNICAÇÃO, no primeiro semestre de 2000, quando o vice-prefeito RÉGIS DE OLIVEIRA assumiu a prefeitura. Atualmente, trabalhava como repórter especial do programa  A  CASA  É  SUA,  na  REDE   T V.


ACONTECEU EM 3 DE NOVEMBRO DE 2001 : -     SÁBADO
Levanto com uma gripe irritante. Por causa dos remédios que tomei, o estômago também não vai bem, com cólicas que vão fazer o sábado muito desagradável.
Trato do arquivo dos papéis referentes a Primeira Guerra do Século XXI. Esse assunto deverá ocupar muito tempo para se chegar a uma conclusão com desdobramentos que tornarão o quadro bem mais grave. Será que a destruição do TALEBAN irá resolver o problema? Acredito que não porque o terrorismo tem inúmeras faces. Há até o terror de uso de artefatos nucleares. Telefono para tia CATARINA. Quero cumprimentar minha prima ELVIRA que hoje está completando 46 anos de idade. Ela não se encontra em casa.
Assisto o documento histórico, em vídeo, ou seja, o relato de uma testemunha, GERALD THOMAS, sobre a Primeira Guerra do Século XXI.
Pelo Campeonato Brasileiro, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, CORINTHIANS e SÃO PAULO ficaram, nesta tarde, num empate de 1 a 1. KAKÁ fez um golaço para o tricolor e DEIVID empatou a quatro minutos do final. O TIMÃO praticamente deu adeus à classificação. Outros resultados: FLAMENGO 0 x FLUMINENSE 1; GAMA 3 x PARANÁ 2; AMÉRICA MINEIRO 1 x CORITIBA 2.

Na madrugada deste sábado, em GUARULHOS, o PM FÁBIO RODRIGUES DE LIMA, do Comando de Policiamento de Trânsito, trocou tiros com assaltantes e baleou um deles. Ele estava em frente à sua casa quando um vizinho chegou de moto e foi atacado por dois bandidos armados. O PM trocou tiros com os ladrões. Prendeu o que foi ferido. O outro fugiu.

GUERREIROS DO PAQUISTÃO SE UNEM PARA DEFENDER O TALEBAN:- Cerca de dez mil voluntários estão na fronteira com o AFEGANISTÃO esperando para se unir ao TALEBAN na luta contra os EUA.

BIN LADEN APARECE EM MESQUITA E VOLTA A TV PARA ATACAR A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS:-
"A ONU é um instrumento de crimes contra muçulmanos e os que cooperam com  ela são hipócritas e enganam a DEUS ", disse o terrorista.
Segundo o PENTÁGONO, um helicóptero caiu no AFEGANISTÃO devido ao mau tempo, em acidente que teria deixado quatro feridos. Na versão apresentada pelo grupo extremista TALEBAN, entre 40 e 50 norte-americanos teriam sido mortos após um helicóptero ser abatido, segundo informações divulgadas pelo regime que controla a maior parte do AFEGANISTÃO.

A menina cubana ANABEL SONEIRA chega ao BRASIL. Agora, a família está completa e o drama da adolescente separada dos pais há quatro anos, terminado. Tudo começou quando seu pai, médico, veio trabalhar no Brasil e resolveu ficar por aqui. Em represália, o governo cubano não permitiu a vinda de sua filha. MIGUEL, o pai, divulgou o caso  na  imprensa depois que foi comprovado que  a  menina  sofria de depressão. O ITAMARATY entrou em ação e o presidente FIDEL CASTRO amoleceu.
   
O jornalista francês MICHEL PEYRARD, do semanário PARIS-MATCH, foi solto após ter ficado preso quase um mês pelo  TALEBAN. PEYRARD foi detido em 9 de outubro, quando entrou pelo leste do AFEGANISTÃO, disfarçado de mulher, sem documentos e visto.

ASSISTO O FILME “PECADOS DA ALMA”, na GLOBO. Trata-se de uma história baseada em fatos verídicos, onde uma mulher sofre um acidente de carro e, recuperada, passa a agir de maneira estranha, sem senso ético e com erotismo exacerbado. Passa a furtar objetos, inclusive de sua própria família, não dando conta da responsabilidade dos seus atos.
Isso faz com que os parentes passem a evitá-la. Abandonada por todos, tendo apenas seu pai ajudando-a no retorno a uma vida normal, ela cai na vida e passa por momentos terríveis. A persistência do pai, salva-a e com a ajuda de psicólogos, ela consegue se recuperar.
H2134, 19 - 1154/,  921831/  151   1618131. ( 141/ ).

FALECEU o juiz de paz de GUARULHOS, ACÁCIO BRANCO, aos 91 anos, 50 dos quais trabalhando no cartório da cidade. Neste período, ele realizou cerca de 260 mil casamentos (inclusive o meu com a LUCINDA). Por seus serviços prestados ao município, o SENHOR ACÁCIO recebeu, há cerca de dois anos, o título de CIDADÃO GUARULHENSE. O velório está sendo realizado na SOCIEDADE AMIGOS DE GOPOÚVA e o sepultamento será amanhã, por volta das 16 h. no CEMITÉRIO DA VILA RIO DE JANEIRO, zona norte de GUARULHOS.
  
3 DE NOVEMBRO DE 2002  :  -    DOMINGO
Num domingo de calor, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, em seu carro. O ALEX, colega do JOÃO, acompanha-nos. Minha mãe está atarefada com o almoço. Entrego uma carta que elaborei para a comemoração dos quatorze anos do FELIPE, ao meu neto, que fica contente com esse meu gesto. HOJE, às 15 horas, acompanhado da mãe, a MARIZETE, ele faz a sua primeira comunhão. O ADALVO encontra-se em SANTA BÁRBARA D´OESTE, visitando dona ONÍLIA, sua mãe. O CABO RENATO VENTURA e a CIDA chegam por volta das 16 horas. Aproveito essa visita à minha mãe e telefono para o meu irmão CARLOS, que se encontra em casa, em SANTOS, pelos seus 64 anos de idade completados ontem. Também telefono para a casa de tia CATARINA, a fim de cumprimentar minha prima ELVIRA, irmã do RENATO, que hoje está completando 47 anos de idade. Ela não se encontra.
Retorno para GUARULHOS numa tarde de temperatura elevada que me atormenta por causa da pressão alta. Em casa, vejo dona ESMERALDA conversando com a televisão. Apesar de tudo ela vive contente, num mundo à parte, mas que deixa a gente constrangida. Ligo para dona PASHA, em TAUBATÉ. Finalmente consigo conversar com a família do CORONEL ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, que sofreu uma operação para implante de duas pontes de safena e uma mamária. Sua esposa conta que, na sexta–feira, dia 1º de novembro, houve uma complicação pulmonar, mas já superada. Possivelmente, na semana que vem ele já obtenha alta. Comprometo-me a visitá-lo, juntamente com o CORONEL MENDES, tão logo ele esteja em condições de receber os seus amigos.

Os times paulistas foram derrotados pelos cariocas na rodada de hoje do CAMPEONATO BRASILEIRO. O CORINTHIANS foi surpreendido pelo FLUMINENSE, no PACAEMBU, e perdeu por 2 a 0, perdendo também a chance da classificação. Já o PALMEIRAS foi superado pelo VASCO por 1 a 0, em SÃO JANUÁRIO, e está cada vez mais ameaçado pelo rebaixamento. Quem se deu bem foi o SÃO CAETANO, que venceu o JUVENTUDE por 2 a 1, no ABC, e já está classificado (é a segunda equipe a se classificar. O SÃO PAULO, líder, já estava na fase seguinte). Outros resultados: PONTE PRETA 0 x PORTUGUESA 0; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x ATLÉTICO MINEIRO 2; GOIÁS 4 x PARANÁ 0; VITÓRIA 1 x BAHIA 0; PAYSANDU 2 x FIGUEIRENSE 1; CRUZEIRO 3 x GRÊMIO 2.

Um homem e um adolescente foram assassinados, hoje pela manhã, na região conhecida como CRACOLÂNDIA, no centro de São Paulo. CÉSAR VIANA DA SILVA, de 22 anos e ÉDER DE JESUS, de 16, foram mortos a tiros no apartamento número 1006 da rua GENERAL OSÓRIO, 188. No local foram encontrados cigarros de maconha. SILVA foi morto com tiros nas costas e na cabeça. O adolescente foi atingido no rosto, nos braços e na cabeça.

Onze testemunhas foram ouvidas hoje pelos policiais que investigam a morte do diretor do DERSA, o engenheiro MANFRED ALBERT VON RICHTHOFEN, e de sua mulher, MARÍSIA VON RICHTHOFEN. O caso está sendo acompanhado de perto pela cúpula da polícia civil. Ontem e hoje, delegados que investigam os assassinatos e o diretor do DHPP, DOMINGOS PAULO NETO, se reuniram. Uma das mais importantes testemunhas, uma ex–empregada que vinha fazendo ameaças ao casal, ainda não foi localizada.

FALECEU, aos 83 anos, CECÍLIA DE ALMEIDA PRADO AMARAL, pertencente a tradicionais troncos paulistas. Era filha do Sr. OCTAVIANO DE ALMEIDA PRADO e de dona LEONOR BARROS DO AMARAL, viúva do Sr. HOMERO BARBOSA DO AMARAL.

Em mais uma madrugada violenta, dois PMs foram assassinados, três homens morreram em tiroteio com os PMs, cinco corpos foram encontrados e um assaltante acabou morto durante confronto com policiais, hoje, no RIO. Na noite de sábado 1º de novembro, um procurador da Justiça Militar e um capelão da PM foram baleados durante tentativas de assalto. Os corpos dos PMs ROBERTO FERREIRA DE GUSMÃO e FELIPE DANIEL LOUREIRO, mortos a tiros, estavam num CORSA em TURIAÇU, na zona oeste. Eles estavam na mesma turma de um curso do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. No morro do FUBÁ, em CAMPINHO, zona norte, três homens não identificados até o final da tarde, morreram em suposto confronto com PMs do 9º BPM. Em SÃO GONÇALO, no GRANDE RIO, dois homens foram encontrados mortos no início da manhã com marcas de tiros. Outros três corpos foram achados pela polícia em COSTA BARROS, na zona oeste. Na madrugada, um assaltante morreu e outro ficou ferido após tentarem roubar uma moto em DUQUE DE CAXIAS, na BAIXADA FLUMINENSE. No fim da noite de 2 de novembro, o procurador da Justiça Militar JORGE LUIZ DODARO, de 60 anos, foi baleado nas costas durante uma tentativa de assalto, em GUARATIBA, zona oeste. Ele está internado no Hospital Quarto Centenário. O capelão da PM VÁLTER DA COSTA SANTOS foi outra vítima dos bandidos. Estava em um PÁLIO, em CAMPO GRANDE, zona oeste, e teria reagido ao ser abordado. Foi levado para a Casa de Saúde NOSSA SENHORA DO CARMO. O turista inglês ADAM SMITH, de 31 anos, levou uma facada na cabeça e outra no punho ao tentar reagir a um assalto no centro, pela manhã. Teve ferimentos superficiais.

A guerra entre a cúpula do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL – PCC – fez mais três vítimas nos últimos cinco dias. Duas mulheres e um homem ligados a CÉSAR AUGUSTO RORIS DA SILVA, o CESINHA, um dos fundadores da facção, foram fuzilados. Só o homem sobreviveu. ERENITA GALVÃO GUEDES, de 43 anos, teve sua casa invadida por homens encapuzados, que estavam à caça de NETINHA, sua amiga íntima. ERENITA levou vários tiros na cabeça e morreu no Hospital JABAQUARA. A terceira vítima foi a assaltante de bancos ANDRÉA PAREDES GOMES KALID, de 25 anos, fugitiva da Penitenciária Feminina de PORTO ALEGRE. A mulher, conhecida no Sul como LILI CARABINA, também era ligada à mulher de CESINHA. A criminosa foi identificada como MARIA CAROLINA. O marido de ANDRÉA, JEFFERSON LIMA DOS SANTOS SOUZA, de 31 anos, também levou dois tiros, mas sobreviveu.

A deputada eleita e vereadora HAVANIR NIMTZ (PRONA) teve sua casa de praia assaltada neste domingo, em CARAGUATATUBA. Ela não estava na casa quando os ladrões invadiram o local e levaram um celular, um cordão de ouro com brilhante, 30 CDs, além de roupas e sapatos.

PRESOS por forças de segurança iranianas um dos filhos do terrorista OSAMA BIN LADEN, acusado de pertencer ao grupo terrorista AL QAEDA, e AMAL AL SADDAH, a mulher mais jovem de BIN LADEN, que ficará sob prisão domiciliar, por ser suspeita de conhecer o paradeiro do terrorista. Em IBB, no IÊMEN.

Um helicóptero MI-8 das forças russas foi derrubado hoje por rebeldes separatistas chechenos e nove soldados morreram. O helicóptero foi atingido por um míssil terra–ar disparado de um edifício em ruínas nos arredores de GROZNY, a capital chechena. Este é o segundo helicóptero russo derrubado pela guerrilha chechena em menos de uma semana e o sétimo neste ano.

JONATHAN HARRIS morreu neste domingo, aos 87 anos, em LOS ANGELES, vítima de um coágulo no coração. O ator estava internado em um hospital na área de ENCINO, na CALIFÓRNIA (costa oeste dos EUA), para tratamento de um problema crônico na coluna. E, se pelo nome não se reconhece o ator, seu personagem está na memória de uma geração. HARRIS se consagrou como o personagem Dr. SMITH da série de TV “PERDIDOS NO ESPAÇO”. Sua interpretação de um cientista covarde, mau, mas divertido, foi tão marcante que inspirou GEORGE LUCAS a criar o robô C3PO da série “GUERRA NAS ESTRELAS”. Depois do sucesso da série apresentada nos EUA de 1965 a 1968, HARRIS se transformou em um ícone infantil. Com sua voz de barítono que ia do grave ao agudo em segundos, dublou diversos desenhos animados, incluindo “VIDA DE INSETO” e “TOY STORY 2”. Judeu do BRONX, HARRIS nasceu JONATHAN CHARASUCHIN e trocou o sobrenome aos 18 anos de idade para ter mais sucesso nos palcos. Seu primeiro contato com o teatro foi através da ópera e dos grupos judeus de arte cênica. Em 1939, ele falsificou um currículo e fez teste para ingressar em uma companhia de teatro.
 
CONFIRMADA pela Polícia Federal da ARGENTINA a prisão de LEONARDO BERTULAZZI, membro do grupo guerrilheiro italiano BRIGADAS VERMELHAS, suspeito de em 1978 ter seqüestrado e assassinado o primeiro–ministro ALDO MORO. Segundo a INTERPOL, BERTULAZZI estava dando volta ao mundo de bicicleta.

2 003   :  -      SEGUNDA-FEIRA
Muito frio nesta segunda-feira. Um vento cortante atrapalha a movimentação nas ruas. Os irmãos SILVA, funcionários do MMDS, apresentam-me um DVD – O ATIRADOR. Como os trabalhos estão fracos, posso assisti-lo e comentá-lo.
Na Rua TABATINGUERA, cruzo com o presidente da AORPM. Fala das eleições na Associação, marcadas para 11 de dezembro, concorrendo à presidência os coronéis HERMES CRUZ e CARLINI. Ele me pergunta se aceito presidir a Assembléia Geral por ocasião da votação. Conversamos a respeito disso, mas a indicação para a presidência deverá ser de comum acordo entre os dois candidatos. Relembramos do que aconteceu nas eleições passadas, quando o CORONEL NIOMAR foi o presidente da Assembléia e eu fui o secretário, até que um documento extemporâneo, entregue pelo CORONEL TEIXEIRA, então candidato, fez com que o NIOMAR renunciasse a presidência e eu, por problemas éticos, não aceitei substitui-lo, já que eu era o seu secretário, obrigando-me a renunciar também.
Problemas difíceis na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O presidente, Sr GERALDO FARIA MARCONDES, encontra-se em ARAÇATUBA. O vice, Cel. MENDES, está afastado, talvez ainda em TOCANTINS. O Cel RENALDO, tesoureiro, não aparece na Sociedade, e, piorando tudo, há um saldo negativo de quase um mil reais no BANESPA. O VASCO, nosso funcionário demissionário, não vem ao MMDC e dona CÉLIA desdobra-se nos atendimentos. Desse jeito a Sociedade não poderá continuar. O Sr. MARCONDES telefona de ARAÇATUBA por duas vezes. Fica sabendo dos apuros que estamos passando.
A TV GLOBO telefona também. Quer detalhes da revolução de 1932 para a minissérie “UM SÓ CORAÇÃO”. Indico os veteranos GINO STRUFFALDI, SILVEIRA PEIXOTO e THEOBALDO DE FREITAS para prestar depoimentos daquela época. O Sr. MARCONDES é a pessoa visada pela GLOBO, mas ele está afastado.
MARCELO SOIANO, da UNINOVE, telefona também. Está entusiasmado com a aproximação do dia 6 de novembro, quando, no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, será lançado o livro sobre a revolução de 32. Deverá vir amanhã para conversar comigo.
Perdemos um bom tempo com o advogado SUFIER B. LUNA, que está defendendo a causa de uma viúva que pleiteia a PENSÃO ESPECIAL deixada pelo ex-combatente de 32 e que teve o seu pedido denegado pela Comissão Especial da Revolução. Não aceitou a nossa certidão comprobatória de sua participação no Movimento Constitucionalista sob a alegação de que as provas são fracas, como sempre vem acontecendo, em nítida má vontade de não aceitar o pedido da PENSÃO.
Deixo a Sociedade, estou bastante apreensivo com o seu futuro. As pessoas que deveriam ajudar fogem de suas responsabilidades e tenho de aturar os “abacaxis”, sozinho. O principal deles, no momento, é a falta de recurso financeiro.
Quando chego em casa, o IAGO está dando uma canseira na bisavó LUCINDA, no vovô JOÃO e no pai PAULO CÉSAR, este o mais sossegado de todos.  

O meia RICARDINHO, do SÃO PAULO, foi submetido a uma artroscopia para corrigir uma lesão no menisco do joelho direito. O jogador deve ficar fora dos gramados por até cinco semanas.

O PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL voltou a desafiar o Estado e promoveu terror e morte para policiais militares de SÃO PAULO. Foram quinze atentados contra postos fixos de policiamento, viaturas e bases comunitárias, incluindo uma tentativa de resgate de presos, em 43 horas e 30 minutos. O resultado final foi trágico: dois PMs, um agente penitenciário e um preso mortos; dois guardas civis e sete PMs feridos. Apesar do ataque surpresa, o Secretário da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO  diz que a polícia foi avisada por fontes do sistema carcerário de que atentados poderiam ocorrer no feriado de FINADOS. “Os policiais ficaram em estado de alerta”.  Para a polícia e o Ministério Público, os ataques foram motivados por presos que são contra o Regime Disciplinar Diferenciado, que é aplicado contra presos perigosos do sistema carcerário de SÃO PAULO. Um dos casos mais graves aconteceu na Base Comunitária de Segurança do JARDIM BRITÂNIA, na zona norte, às 19 horas do domingo. Criminosos em um carro atiraram contra o posto e mataram o sargento FÁBIO SOARES, de 50 anos, e feriram o PM JOÃO GARCIA JÚNIOR, de 43 anos. Na madrugada desta segunda-feira, bandidos também dispararam contra a Base Comunitária de Segurança do TREMEMBÉ, na zona norte. O CABO PEDRO CASSIANO DA CUNHA e o PM CLÉBER VARGAS GRACIANO, do 19 º BPMM, foram levados para o Hospital da Polícia Militar. O CABO CUNHA morreu. O 15 º ataque ocorreu às 22 horas, na Estrada de ITAPECERICA, quando dois PMs foram atacados por homens em uma moto e um deles ficou ferido. Logo em seguida, 700 viaturas foram enviadas à zona sul. Homens armados com fuzil calibre 762 mm e pistola 9 mm atiraram contra o posto da Guarda Civil do Parque SANTA MADALENA, SAPOPEMBA, zona leste. Ficaram feridos os guardas JORGE LUÍS GARCIA, de 37 anos, e CARLOS JORGE VIEIRA DE MORAES, de 40.
O SARGENTO FÁBIO SOARES, de 50 anos, morto ontem na BASE COMUNITÁRIA DE PERUS, trabalhava na PM havia cerca de 25 anos. Era casado e tinha uma filha de 9 anos, LAURA. O corpo do sargento foi velado hoje na sede do 4º BPMM, na LAPA. Dezenas de pessoas participaram da cerimônia. SOARES morava com outros três colegas de trabalho em uma casa no MORRO DOCE, zona oeste. Durante as folgas, ia para UBIRAJARA, região de BAURU, no interior, visitar a mulher e a filha.
Faltavam 23 dias para o CABO PEDRO CASSIANO DA CUNHA, de 44 anos, se aposentar e realizar seu velho sonho: fugir da violência de SÃO PAULO. O CABO foi um dos PMs assassinados ontem de madrugada. Ele foi morto com três tiros na BASE COMUNITÁRIA DO TREMEMBÉ, na zona norte.

Acusado pelo Ministério Público Federal e investigado pela Polícia Federal na OPERAÇÃO ANACONDA por supostamente liderar uma quadrilha de venda de sentenças judiciais a traficantes e contrabandistas, o juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS decidiu se aposentar. Hoje, pediu férias de 30 dias e pretende emendá-las com pedidos de licença nos próximos seis meses. Ele tem 20 anos de carreira. O juiz pretende montar um escritório de consultoria jurídica em SÃO PAULO e receber uma aposentadoria de, pelo menos, treze mil reais, enquanto espera o julgamento do seu caso – que, segundo prevê, deve demorar pelo menos dez anos. “Eu prevejo isso porque a Justiça é lenta e não funciona”, diz o bandido de toga. HOJE, a CPI DA PIRATARIA ouviu o depoimento do delegado aposentado da Polícia Federal GILBERTO APARECIDO AMÉRICO, que disse ter sido vítima de conspiração tramada por dois juízes federais, os irmãos CASSEN e ALI MAZLOUM, também acusados de participação no esquema de venda de sentenças. O MPF pediu a prorrogação da prisão preventiva dos oito acusados que estão sob custódia da POLÍCIA FEDERAL – entre eles, dois delegados e um agente da própria PF.

O caminhoneiro ÉDSON FREITAS, de 46 anos, passou 60 horas em um matagal na SERRA DO MAR, com uma perna quebrada e sem alimentação, após sofrer um acidente no km 42 da VIA ANCHIETA, próximo à divisa de SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC, e CUBATÃO, na BAIXADA SANTISTA. Hoje, FREITAS conseguiu se arrastar por dois quilômetros até encontrar um carro da Polícia Rodoviária Estadual e pedir ajuda. O ajudante dele, JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA, de 27 anos, que também estava no veículo, morreu no local.     O acidente aconteceu na noite de sexta-feira, dia 31 de outubro. O caminhão dirigido por FREITAS ficou sem freio quando ele tentou ultrapassar uma carreta em cima do Viaduto da SERRA DO MAR. Para tentar parar o veículo, o motorista fez uma manobra e entrou numa área de descanso. Mas acabou batendo em um barranco e despencando de uma ribanceira de aproximadamente seis metros de altura.

As quinze presas que dividiram a cela da cadeia de PIQUEROBI, no PONTAL, com DIOLINDA ALVES DE SOUZA, por quase dois meses, comemoraram hoje a decisão do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO de mandar soltar a líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. O marido dela, JOSÉ RAINHA, também beneficiado na decisão de hoje, com outros nove militantes do MST condenados por formação de quadrilha, permanece preso. RAINHA responde a outro processo, por porte ilegal de arma, cujo habeas-corpus será julgado amanhã, no Superior Tribunal de Justiça, em BRASÍLIA.

Relatório secreto da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal revela que a auditora do Tesouro NORMA REGINA EMÍLIO CUNHA foi flagrada em escuta telefônica na qual afirma que seu ex-marido, o juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS, “é quem rouba”. Na ligação grampeada, ocorrida em outubro, NORMA conversa com o agente da PF CÉSAR HERMAN RODRIGUEZ – ambos estão presos desde quinta-feira, dia 30 de outubro, apontados como integrantes de uma quadrilha envolvida na venda de sentenças judiciais no Fórum Federal de SÃO PUALO. “JOÃO CARLOS faz as c.... e quem é ameaçada de morte sou eu”, reclama NORMA. Ela fala sobre uma pessoa conhecida por TUCCI, que seria parente de ROCHA MATTOS. “A TUCCI vai continuar roubando, ela tem um patrimônio de cinco milhões de dólares”. Segundo NORMA, o juiz defende TUCCI, alegando que ela tem apenas quinze mil dólares. “Com a ajuda do tio (ROCHA MATTOS), eles fazem milagres”, comenta a auditora. CÉSAR retruca, referindo-se ao juiz: “Como é que o tio dela nunca me ajudou a fazer milagre?” Referindo-se a políticos e empresários envolvidos em corrupção e fraudes contra o Tesouro, NORMA respondeu: “É porque você não se chama LUIZ ESTÊVÃO, WÁGNER BATISTA RAMOS, FAUSTO SOLANO ou ENRICO”. “Eu não consigo dormir e tenho um filho com o nome desse cafageste”, desabafou NORMA, falando sobre o ex-marido. Em outra gravação, NORMA falou com o filho no dia 22 de outubro. NORMA estava na SUÍÇA. ROCHA MATTOS atendeu à ligação e perguntou quando NORMA retornaria ao BRASIL. “Não sei”, respondeu ela. Em seguida, falou com o filho “Estou em uma montanha na SUÍÇA, em frente para o MONT BLANC, curtindo a paisagem maravilhosa e uma rosa vermelha no jardim”. NORMA foi detida na manhã do dia 30 de outubro, em SÃO PAULO, no apartamento onde mora, na PRAÇA DA REPÚBLICA. Com ela, os federais encontraram 550 mil dólares em dinheiro vivo, dois quilos de ouro e cópias das 42 fitas dos grampos relativos ao caso SANTO ANDRÉ – corrupção na administração do prefeito CELSO DANIEL, seqüestrado e morto em janeiro de 2002.

O presidente de ANGOLA, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, elegeu hoje LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA o representante dos pobres no mundo, ao mesmo tempo em que elogiou seu pragmatismo na área econômica. “A sua eleição à mais alta magistratura foi considerada como uma vitória do povo humilde do BRASIL e das pessoas desfavorecidas no resto do planeta, que já o escolheram como seu porta-voz”, disse SANTOS. A comitiva presidencial seguirá amanhã para MOÇAMBIQUE, a terceira escala da visita de LULA à ÁFRICA.
  
A violência não dá trégua no IRAQUE. Pelo menos onze iraquianos foram mortos hoje, seis dois quais baleados por militares americanos. Os soldados dos EUA feridos em ataques no final da semana foram transferidos para uma base na ALEMANHA. Em BAQUBA, a nordeste de BAGDÁ, um iraquiano morreu e sete pessoas ficaram feridas quando uma bomba atingiu um ônibus pouco depois da passagem de um comboio com membros da força de defesa civil iraquiana. Na madrugada, um ataque com morteiros na cidade de KIRKUK, norte do IRAQUE, matou duas pessoas e feriu seis. Moradores contaram que três projéteis caíram em uma área residencial onde alguns jovens reuniam-se. Um médico local confirmou que dois morreram. Também na madrugada, testemunhas disseram que um garoto de onze anos foi morto perto de FALLUJAH ao ser atingido no fogo cruzado entre tropas dos EUA e rebeldes.  Apesar das baixas, o presidente GEORGE W. BUSH disse que os EUA não recuarão e continuarão com sua política na região.

FALECEU o destacado escritor, poeta e tradutor russo RASSUL GANZATOV, da época da UNIÃO SOVIÉTICA, aos 80 anos de idade, no hospital Clínico Central de MOSCOU. Nascido no DAGUESTÃO, república russa do CÁUCASO, desde 1943 era membro da União de Escritores da URSS.
      
CONDENADO a oito anos de prisão, por transmitir AIDS propositadamente a duas mulheres, o somali MOHAMMED DICA, de  38 anos, no primeiro caso de condenação no gênero na INGLATERRA.

2 004  :   -  QUARTA-FEIRA
Uma manhã de calor. Temperatura ultrapassando 30 graus. Saio de casa por volta das 11 horas. Vou diretamente para o MMDS. MARIO MARGARIDO está presidindo uma reunião com poucos oficiais presentes. Conversamos sobre política. Mais tarde, ELÁDIO anuncia que ouviu na televisão que GEORGE W. BUSH conseguiu se reeleger como presidente dos EUA. A diferença entre ele e JOHN KERRY foi pequena.
A Associação Comercial manda-me a REVISTA DA ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA, dedicada ao 72º aniversário da Revolução de 1932. Traz os discursos de LUIZ GONZAGA BERTELLI (SÃO PAULO UM DEFENSOR SOLITÁRIO DA LEI); de MIGUEL REALE (O ESPÍRITO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA); de YVONNE CAPUANO (A PRESENÇA DA MULHER NA LUTA PAULISTA); de PAULO NATHANAEL PEREIRA DE SOUZA (O PÓS-1932). No dia 8 de julho de 2004, nos auditórios do CIEE, em SÃO PAULO, foi comemorado o 72º Aniversário do Movimento Constitucionalista e essas pessoas discursaram na oportunidade.
Também recebo o livro “SÃO PAULO UMA LONGA HISTÓRIA”, coordenado por ANA MARIA DE ALMEIDA CAMARGO, com textos elaborados com base em aulas proferidas no Curso de História de SÃO PAULO, promovido pelo CIEE em conjunto com a ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA. No pacote, também está o magnífico livro de LUIZ GONZAGA BERTELLI “SÍMBOLOS NACIONAIS”.
Esses livros estão na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, bem como o nº 42, da “FORÇA POLICIAL”, com a foto do CORONEL ODILON AQUINO DE OLIVEIRA na capa. Esse oficial nasceu em 7 de setembro de 1904 e, neste ano (2004), comemorou-se o seu centenário. Alistou-se na FORÇA PÚBLICA em 10 de fevereiro de 1922. Consta do livro toda a sua biografia, que é um tanto extensa. Participou do movimento conhecido como a “ABRILADA”, em 28 de abril de 1931, para deposição do Interventor JOÃO ALBERTO e investidura de um “civil e paulista” no governo de SÃO PAULO. Desarticulado o protesto, ODILON omite-se à prisão em massa da oficialidade e prefere desertar para prosseguir na clandestinidade à resistência à ditadura VARGAS. Com a queda de JOÃO ALBERTO e assunção do ministro LAUDO FERREIRA DE CAMARGO, foi promovida a anistia ampla e total para os participantes do movimento de 1931, sendo ODILON reincluído na FORÇA PÚBLICA. Foi um dos pólos irradiadores do movimento constitucionalista de 1932. Combateu as forças ditatoriais na região de AREIAS, SILVEIRAS e BARREIRO, quando foi feito prisioneiro e conduzido para o RIO. Esteve preso por quinze dias, partilhando uma cela com presos comuns. Depois foi transferido para o campo de concentração da ILHA DAS FLORES. Libertado 20 dias após a cessação da luta, retornou a SÃO PAULO. A 31 de dezembro de 1932, quando comandava uma companhia em GUARATINGUETÁ, foi surpreendido pela notícia de sua reforma administrativa, sem direito a vencimentos, em conjunto com mais dez oficiais. Na mesma data, por ordem do Governador Militar, GENERAL WALDOMIRO CASTILHO DE LIMA, foi preso e conduzido para o presídio da IMIGRAÇÃO, onde permaneceu encarcerado por aproximadamente um mês. Em 21 de agosto de 1933, assume a Interventoria de SÃO PAULO o doutor ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA, daí resultando a reversão de ODILON às fileiras da Milícia. No dia 15 de março de 1934, porém, nova reforma administrativa lhe é imposta por pressão das autoridades federais, ao vir a público sua obra “SÃO PAULO CONTRA A DITADURA”, escrita conjuntamente com o CAPITÃO HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Posteriormente, é revertido ao serviço ativo. Foi CHEFE DA CASA MILITAR do Governador ADHEMAR DE BARROS, nomeado em 23 de maio de 1947, como TENENTE-CORONEL. Em 24 de maio de 1948 foi promovido a CORONEL. De 1949 a 1954 presidiu o CLUBE DOS OFICIAIS. Em 1950 foi nomeado juiz do Tribunal de Justiça Militar, aposentando-se em dezembro de 1968. Faleceu no dia 15 de maio de 1976, aos 71 anos de idade, na Beneficência Portuguesa.

A prefeita MARTA SUPLICY seguiu a orientação do PT e fará a transição de governo com seu sucessor, JOSÉ SERRA. O encarregado é o secretário municipal de Governo, RUI FALCÃO. Pelo PSDB,  a transição será chefiada por CLÓVIS CARVALHO, ministro da CASA CIVIL no governo FHC. FALCÃO admitiu mudanças no Orçamento de 2005 para atender a prioridades de SERRA.

O SENADOR EDUARDO SUPLICY negou que tenha influído na derrota de MARTA SUPLICY. Ele foi acusado por VALDEMIR GARRETA, um dos chefes da campanha, de estimular preconceito contra a ex-mulher.

Depois de 16 anos governando a cidade de PORTO ALEGRE, o PT perdeu o comando da capital gaúcha. O candidato do partido, RAUL PONT teve 46,68% dos votos e foi derrotado pelo ex-senador JOSÉ FOGAÇA, do PPS, que conseguiu 53,32%. O prefeito eleito garantiu que vai manter o Fórum Social Mundial na cidade, uma das marcas da administração anterior.

Com um chapéu de cangaceira, uma corrente com o número 13 e mostrando suas iniciais com as mãos, a petista LUIZIANNE LINS comemorou a eleição para a prefeitura de FORTALEZA. A candidata, que disputou o primeiro turno sem o apoio da cúpula nacional do PT, conquistou 56,21% dos votos, contra 43,79% de MORONI TORGAN.

O comerciante ÂNDERSON ROGEL CASTRO, de 26 anos, morreu afogado ontem após cair de um jet-ski na represa GUARAPIRANGA, na zona sul de SÃO PAULO. Ele estava sem colete salva-vidas e não sabia nadar.

Um menino de nove anos foi atacado hoje por um pit bull que escapou de casa, em CAMPINAS. O garoto, que brincava na rua na hora do ataque, teve parte do couro cabeludo arrancado e uma das pernas ferida pouco acima do tornozelo. O cão, chamado BAURUK, está em observação no Centro de Controle de Zoonoses.

O filho do maior bicheiro de SÃO PAULO, IVO NOAL, CHRISTIAN LEÃO NOAL, de 29 anos, foi preso hoje de madrugada após atirar dentro de um bar no centro da capital. Os tiros ocorreram por volta das 3 horas, no bar e lanchonete LUCILENE, na esquina das avenidas DUQUE DE CAXIAS e SÃO JOÃO. Após ouvi-los, PMs foram ao local e prenderam CHRISTIAN, que tentou esconder a arma sob um carro assim que viu os policiais militares. De acordo com uma testemunha, pouco antes ele fora agredido por um grupo de desconhecidos. Em seguida, foi embora e retornou com a arma, um revólver 38 de numeração raspada. Perguntou onde estavam seus agressores. Um balconista respondeu que eles haviam ido embora. CHRISTIAN teria então ficado com raiva e atirado três vezes, a esmo, dentro do bar. Em sua caminhonete S-10 havia uma máquina caça-níquel e três placas eletrônicas do mesmo tipo da máquina. Elas foram apreendidas junto com outros oito caça-níqueis do bar.

Nesta noite, o SÃO PAULO armou uma blitz e venceu o SÃO CAETANO por 4 a 2, no MORUMBI, no duelo que ficará marcado na história pela trágica morte do zagueiro SERGINHO. As equipes atuaram apenas 31 minutos, numa continuação da partida da semana passada, quando o zagueiro do AZULÃO teve parada cardiorrespiratória em campo e o jogo acabou interrompido. Com a bola rolando, o TRICOLOR superou melhor o trauma e conseguiu somar três pontos e continua com chances na briga pelo título.
Com um gol sofrido no final do jogo, os reservas do SANTOS não resistiram à atitude de QUITO, no EQUADOR, e perderam nesta noite o primeiro duelo contra o a LDU, por 3 a 2, nas quartas-de-final da COPA SUL-AMERICANA. Agora, o PEIXE precisa vencer por dois gols o jogo de volta, quarta-feira, dia 10, na VILA BELMIRO, para garantir sua vaga nas semifinais. Em PORTO ALEGRE, o INTERNACIONAL ganhou do JÚNIOR BARRANQUILHA, da COLÔMBIA, por 1 a 0.

Um dia  depois de marcar o gol da vitória do BARCELONA na partida contra o MILAN (2 a 1) na terça-feira, dia 2, o craque RONALDINHO GAÚCHO se aventurou em outro campo: ele fez uma participação em um espetáculo teatral na cidade catalã, que comemorou os 25 anos de fundação da trupe EL TRICICLE e do jornal SPORT.

As famílias que moravam no EDIFÍCIO SÃO VITO, na região central de SÃO PAULO, estão desesperadas. Elas receberam o BOLSA ALUGUEL para deixar o prédio e a maioria conseguiu alugar um imóvel, mas as obras do prédio, que deveriam ter sido iniciadas em agosto, nem começaram. Elas temem perder o benefício antes de o edifício ser reformado. A duração do BOLSA ALUGUEL é de 30 meses. O SÃO VITO, um dos símbolos da degradação do CENTRO, será reformado pela Prefeitura em parceria com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL,  a um custo estimado de 8 milhões de reais. As obras devem durar 18 meses. Moravam no prédio mais de 500 famílias, mas apenas 407 foram beneficiadas pelo programa BOLSA ALUGUEL. O prédio abriga 600 quitinetes e 24 unidades comerciais.

Uma cena de horror chocou moradores de um condomínio de luxo, em VARGEM GRANDE (RIO), e até os peritos da Polícia Civil. O estudante de psicologia DANIEL NEVES MENTZINGEN, de 26 anos, matou a mãe, JANE NEVES MENTZINGEN, 52 anos, e a irmã, JULIANA NEVES MENTIZINGEN, de 27, com várias facadas. Em seguida, o rapaz retalhou os corpos delas com cacos de vidro. O crime aconteceu hoje pela manhã no condomínio residencial PRAÇA DA VARGEM GRANDE, na zona oeste do RIO. O jovem foi preso logo depois, por policiais militares do 31 º BPMM (RECREIO). Ele não ofereceu resistência à prisão, confessou  os crimes e disse que matou porque sentia-se preterido.
“Ele não chorou um só momento, foi frio o tempo todo e não apresentou nenhum sinal de remorso”, disse o delegado titular do 16º DP (BARRA DA TIJUCA), MARCOS HENRIQUE OLIVEIRA. Ele usou um cutelo e uma faca que guardava em seu quarto. A mãe foi a primeira a ser atacada. DANIEL lembra-se, inclusive, que parte do corpo dela começou a golpear. Um vizinho da família e um pedreiro que trabalhava na casa ouviram os gritos. Encontraram o rapaz com a faca nas mãos, diante dos corpos. Em seguida, os dois correram para chamar a polícia. O rapaz também contou que tinha cheirado dois papelotes de cocaína, na noite anterior, além de ter bebido cerveja e vinho. Ele disse ainda que misturou seus medicamentos psicotrópicos (de tarja preta e venda restrita) às bebidas.  A frieza do jovem surpreendeu o delegado MARCOS.

Depois de enfrentar complicações de uma operação para a retirada da vesícula biliar no Hospital BARRA D´OR, zona oeste do RIO, o ator e vereador recém-eleito pelo PPS, STEPAN NERCESSIAN, de 50 anos, já respira sem a ajuda de aparelhos. Seu quadro é estável e ele está lúcido, com pressão arterial normalizada. À tarde, o ator foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva para uma Unidade Semi-Intensiva.

MORREU no Hospital das Clínicas a jornalista MARIA HELENA CASTILHO, vítima de falência múltipla dos órgãos, causada por cirrose crônica. Precursora e referência na cobertura da moda brasileira, MARIA HELENA, que tinha 68 anos, lançou nos fins dos anos 1950 o jornal NOTICIÁRIO DA MODA. Durante anos, ela assinou editoriais de revistas da EDITORA ABRIL, morou em PARIS e, em 1994, lançou a revista WORLD FASHION, considerada por muitos como a nossa “bíblia da moda”.

REJEITADAS pelo Superior Tribunal de Justiça, por insuficiência de provas, três denúncias contra o governador JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA, do ESPÍRITO SANTO, e deputados estaduais acusados de aprovar uma lei que permitia a transferência indevida de valores do Fundo de Recuperação Econômica do Estado para o Tesouro Nacional.

ARQUIVADA pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado a proposta de emenda que instituía a prisão perpétua no BRASIL. Ela foi indeferida pelo presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, que alegou sua inconstitucionalidade. Em BRASÍLIA.

O presidente americano, o republicano GEORGE W. BUSH, conseguiu hoje a reeleição, numa das mais acirradas disputas pela CASA BRANCA em décadas e com a maior votação popular já dada a um candidato no cargo – perto de 59 milhões de votos. “A AMÉRICA falou, e eu sinto que mereci a confiança de meus seguidores”, discursou BUSH. E prometeu: “Com bons aliados, lutaremos essa guerra ao terror com todos os recursos de nosso poder nacional”. Mas, num gesto de conciliação aos 55 milhões de eleitores do candidato democrata, JOHN KERRY, disse que trabalhará para conquistar o apoio deles. Contra a opinião de alguns assessores e de seu companheiro de chapa, o candidato a vice JOHN EDWARDS, KERRY decidiu não contestar os resultados no Estado de OHIO, que garantiram a vitória a BUSH. O senador, não deixou, no entanto, de desafiar o presidente em seu discurso de derrotado, conclamando-o a moderar suas posições. O Partido Republicano também venceu no Congresso, ampliando sua maioria no Senado e na Câmara.

O estado de saúde do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), YASSER ARAFAT, piorou subitamente no final da noite. Ele teve de ser encaminhado para a UTI do hospital PERCY, de PARIS, ao qual havia sido trasladado desde a MUQATA, o seu QG em HAMALLAH, na CISJORDÂNIA, na semana passada. A representante da ANP na FRANÇA, LEILA SHAHID, indicou que o líder palestino está sendo submetido a exames complementares para que um relatório completo sobre sua saúde seja divulgado.

CONFIRMADA a eleição de HAMID KARZAI para a Presidência do AFEGANISTÃO. O resultado do pleito, ocorrido em outubro passado, fora contestado por seus opositores, que acusaram simpatizantes de KARZAI de tentativa de fraude. Em CABUL.

AGRACIADO com a ORDEM DO COMANDANTE DO IMPÉRIO BRITÂNICO o cantor e guitarrista ERIC CLAPTON, de 59 anos. O título de CLAPTON, um dos maiores instrumentistas da história do pop, o coloca um degrau abaixo de outros astros ingleses, como PAUL McCARTNEY e MICK JAGGER, que são cavaleiros. Em LONDRES.

2 005   :   -     QUINTA-FEIRA         
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA têm a satisfação de convidar para a
CERIMÔNIA DE POSSE DE 138 AGENTES POLICIAIS DEMACRO
Em 3 de novembro de 2005, quinta-feira, às 10:30 horas
ESPAÇO CULTURAL DO DETRAN
Avenida PEDRO ÁLVARES CABRAL, 1301 – 2 º ANDAR

Uma quinta-feira como se fosse segunda. É o que causou o feriado religioso de ontem. Pela manhã, em meu escritório, trabalho no computador. Saio de casa por volta das 11:30 horas. Em SÃO PAULO, aonde chego quase às 13 horas, encontro o LUÍS, recém-chegado da BAHIA, que, no MMDS, faz uma exposição sobre a grande corrupção que grassa na política daquele Estado. Ali não é só mensalão ou CAIXA 2. Há grandes maracutaias do tipo malufismo.
Conversamos com o OREZ, ELÁDIO e outros que aparecem durante o tempo que permaneço na Sociedade. Depois, vou para o MMDC. O presidente GINO STRUFFALDI está presente. O CAPITÃO MENDES chega bem mais tarde. Conversamos sobre as solenidades de amanhã. O presidente estará presente na PRAÇA HERÓIS DA FEB, onde se desenvolverá um evento promovido pelo CPOR. O MENDES e eu iremos para a Assembléia, onde se comemorará o centenário da Autarquia CAIXA BENEFICENTE. A tarde é sossegada.
Defino com o WÁLTER TAVERNA a data para a realização do 1º JANTAR NATALINO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 1932-MMDC. Será realizado no dia 5 de dezembro, às 19:30 horas. Em contato telefônico com ROMAGNOLI e JANAÍNA, eles prometem elaborar o convite. Iremos agora trabalhar com todas as forças para que esse jantar se torne um sucesso, tal como conseguimos em 3 de outubro.
Depois das 16 horas, MENDES vai para o dentista; GINO e eu embarcamos no metrô. Ele toma o trem em direção ao JABAQUARA e eu em direção ao TUCURUVI.   

O PARANÁ bateu o INTERNACIONAL por 3 a 1, hoje, e aliviou o clima no CORINTHIANS. Antes do jogo, o volante FABRÍCIO chegou a dizer que o presidente ALBERTO DUALIB “só fala besteiras”.
O PALMEIRAS, do lateral BAIANO, perdeu hoje por 1 a 0 para o FLAMENGO, no PARQUE ANTÁRTICA, e ajudou o time carioca na luta contra o rebaixamento. O goleiro MARCOS reconheceu a falha no gol. Outros resultados: BOTAFOGO 1 x SÃO CAETANO 0; VASCO 2 x ATLÉTICO PR 1; PAYSANDU 2 x BRASILIENSE 1.

Depois de passar dois dias no Centro de Detenção Provisória 2 de OSASCO, o ex-BIG BROTHER FERNANDO FERNANDES DE PÁDUA, 24 anos, conseguiu a liberdade. Hoje à tarde, depois que a família pagou a fiança estipulada em seis mil reais pela Justiça, o rapaz poder voltar para casa. De acordo com o advogado de FERNANDO, HÉLCIO ROBERTO SARTI, a liberdade de seu cliente foi decretada às 21 horas de terça-feira, dia 1 º de novembro. “Pelo horário não dava para fazer o depósito e como ontem (quarta-feira) foi feriado, o FERNANDO acabou sendo levado para um CDP. Rasparam o cabelo dele”, protestou SARTI. Na noite de domingo, dia 30 de outubro, o ex-BBB foi preso depois de um acidente de trânsito, no cruzamento da Avenida JUSCELINO KUBITSCHEK com a Avenida HENRIQUE CHAMMA. PÁDUA dirigia uma picape. Ele teria ofendido o PM NILTON JORGE OLIVEIRA FILHO, do Corpo de Bombeiros. FILHO, que é negro, diz que foi ofendido duas vezes pelo rapaz, que o chamou de “macaco”. Para piorar a sua situação, o ex-BBB teria desacatado os policiais no 15 º DP (ITAIM BIBI). FERNANDO FERNANDES DE PÁDUA foi indiciado por lesão corporal dolosa, desacato a autoridade, resistência à prisão e injúria qualificada por racismo e vai responder aos processos em liberdade.
O misterioso assassinato do advogado e professor de Processo Civil da UNICASTELO, WÁGNER MANNO, de 44 anos, intriga a polícia paulista. Ele foi abordado por desconhecidos no último dia 24, na PENHA, zona leste da Capital, e o corpo encontrado uma hora e meia depois em GUARULHOS. Apresentava ferimentos na cabeça provocados por blocos de pedra. Ele foi seqüestrado depois que saiu da Igreja Batista, na PENHA, e morto a pedradas.

A polícia ainda não encontrou o corpo de ANA BEATRIZ DE AQUINO, de 4 anos, desaparecida há mais de um mês. O padrasto dela, o pastor FERNANDO LOPES, e a mãe da menina, JAQUELINE DE AQUINO, estão presos temporariamente sob suspeita de terem matado a garota e desaparecido com o corpo. Ontem, em SOROCABA, interior de SÃO PAULO, policiais escavaram um terreno abandonado que pertence ao pastor, mas nada encontraram.   

O Ministério Público Estadual ofereceu denúncia contra cinco policiais militares e um segurança acusados de participação no massacre de moradores de rua da região da PRAÇA DA SÉ, no Centro da Capital, no ano passado. Os promotores também encaminharam à Justiça pedidos de prisões preventivas dos acusados.

Mais um crime na PRAIA DA ENSEADA abalou a população do GUARUJÁ: a empresária GENI DE LOURDES PARDOSSI, 38 anos, dona de uma imobiliária, foi assassinada com um tiro na cabeça ao fugir de dois assaltantes. Ela estava dentro de seu prédio aguardando que o zelador levasse o carrinho de compras para ela descarregar seu carro quando dois bandidos gritaram que era um assalto e exigiram que o portão fosse aberto. GENI se assustou e correu. Os bandidos atiraram e atingiram a mulher.

O arcebispo emérito de SÃO PAULO, dom PAULO EVARISTO ARNS, de 84 anos, foi submetido quarta-feira, dia 2 de novembro, a uma cirurgia para retirada da próstata. Segundo boletim médico divulgado hoje pelo INCOR, a retirada de deu “em decorrência de crescimento da glândula, diagnosticado há cerca de quatro meses, que comprometia a qualidade de vida” de ARNS. Ainda de acordo com o boletim médico, “biópsia prévia à cirurgia caracterizou processo inflamatório da próstata de natureza benigna”. O tempo de recuperação da operação é de aproximadamente quatro dias. DOM PAULO não corre risco de morte e “está consciente e comunicativo”, informou o Instituto do Coração.

Trinta funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego, 45 km percorridos, avenidas interditadas e uma semana depois, a carreta gigante que chegou à Capital no último dia 27 foi embora na madrugada de hoje. O veículo, que terminará sua saga no PORTO DE SANTOS, parou no km 16 da Rodovia dos Imigrantes, em DIADEMA. Ainda não tem tempo previsto para concluir sua viagem.

A polícia divulgou hoje fotos de um homem não identificado, internado a 73 dias na Unidade de Terapia Intensiva do hospital SÃO PAULO, na zona sul. As tentativas da polícia de identificar o paciente não apresentaram resultados até agora.

O filme brasileiro “CINEMA, ASPIRINA E URUBUS”, de MARCELO GOMES, foi eleito o melhor da 29 ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO. É a primeira vez que um filme nacional vence a mostra. Na categoria média-metragem o ganhador foi o também brasileiro “TINTA FRESCA”, de PAULA ALZUGARAY e RICARDO VAN STEEN. O filme leva o público numa viagem de 54 minutos pelo BRASIL através de grafites, pichações, lambe-lambes e todo tipo de intervenção popular nos espaços públicos.

Com crise hipertensiva e sinais de insuficiência cardíaca, a cantora MARLENE, 80 anos, está internada no Hospital SÃO LUCAS, no RIO DE JANEIRO. A sua internação foi anunciada nesta quinta-feira. Rivais nos palcos e nos estúdios das rádios, MARLENE e EMILINHA BORBA (falecida no mês passado) eram amigas na vida real. “Metade da minha alegria de viver foi embora”, disse ela quando soube da morte de EMILINHA. 

CONCEDIDO o pedido de aposentadoria do juiz PEDRO PERCY BARBOSA DE ARAÚJO, um mês depois de ser condenado a 15 anos de prisão por matar um vigia em um supermercado. Seu salário será de cerca de quinze mil reais por mês. Pelo Tribunal de Justiça do CEARÁ, em FORTALEZA.

Pela primeira vez, um artista brasileiro ganhou a principal categoria do GRAMMY LATINO. O feito coube a IVAN LINS, que, nesta quinta-feira, faturou o prêmio de álbum do ano, pelo disco CANTANDO HISTÓRIAS. O cantor e compositor levou ainda o troféu de melhor álbum de MPB, com o mesmo trabalho. No agradecimento, IVAN disse ter confiança de que a música continuará contribuindo para a união das pessoas e dos povos. Outro brasileiro, JORGE BENJOR, recebeu uma homenagem pelo conjunto de sua obra, na cerimônia realizada no SHRINE AUDITORIUM, em LOS ANGELES.

MORREU AENNE BURDA, aos 96 anos, criadora do grupo editorial BURDA e difusora do conceito de moda “faça você mesma”, um dos símbolos do milagre alemão. Atualmente suas revistas aparecem em 89 países. Em OFFENBURG.

PRESAS seis pessoas que integravam uma quadrilha acusada de enviar ao MÉXICO brasileiros interessados em entrar ilegalmente nos EUA. De acordo com estimativa da Polícia Federal, a quadrilha, que atuava em quatro Estados brasileiros, teria arrecadado cerca de 75 milhões de reais. Em RONDÔNIA e SÃO PAULO.

Pela oitava noite consecutiva, jovens enfurecidos promoveram hoje distúrbios em subúrbios pobres no norte da capital francesa, mas os incidentes diminuíram consideravelmente graças ao reforço da polícia, que mobilizou mais de mil agentes. Segundo as autoridades, foram incendiados 50 carros, uma escola e um armazém. Na noite anterior, jovens queimaram 120 veículos, além de um showroom da RENAULT e um ginásio, e dispararam tiros, sem atingir ninguém. Durante esses incidentes, 17 jovens foram detidos.  

2 006   :   -    SEXTA-FEIRA
Preocupo-me com a coleção de jornais mais antigos que tenho em minha biblioteca. A prateleira, construída há vários anos, está com perigo de desabar. Isso seria uma verdadeira tragédia, pois daria muito trabalho para ser consertada. Peço ao “FUSQUINHA” um caibro para apoiá-la. Isso interrompe o meu serviço no computador, numa manhã de sexta-feira um pouco diferente, pois parece ser segunda.
Vou tarde para a cidade de SÃO PAULO. Não haverá expediente na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Reúno-me com os oficiais da recém-terminada megaoperação “SÃO GERALDO”. MÁRIO MARGARIDO, em geral muito caladão, também pouco fala hoje. Deixa mais para o AMÉRICO explanar as ocorrências. Não há quase nada para acrescentar. CRISTIANO, RONALDO, RAFAEL e DAMIAN também estão nesse bate-papo desta tarde. A cidade está parada. O povo resolveu prolongar o dia santo com o final da semana. Dá trabalho para achar um cartucho de tinta para a impressora do computador. Só vou conseguir isso na Rua QUINTINO BOCAIÚVA.
Em casa, LUCINDA conta que a MARLENE está no pronto-socorro. Teve um aumento brusco da taxa de diabetes. Sentiu-se mal e o ALEMÃO socorreu-a. É medicada e retorna para casa.
        
A PRAÇA CAMPO DE BAGATELLE, em SANTANA, zona norte, recebeu de volta a réplica do 14-BIS, em comemoração aos cem anos do primeiro vôo que SANTOS DUMONT realizou com o avião, completados no dia 23 de outubro. A escultura de metal, que havia sido retirada do local no dia 19 de maio, por causa da ação de vândalos, foi restaurada pela Aeronáutica. O Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura providenciou a instalação de três projetores direcionados para a réplica do avião e a substituição das lâmpadas nos postes que ficam no entorno da praça, localizada na confluência das avenidas OLAVO FONTOURA e SANTOS DUMONT, próximo ao Aeroporto CAMPO DE MARTE e ao PARQUE DO ANHEMBI.

O Presidente LULA fez hoje o primeiro lance para agradar aos governadores e viabilizar um entendimento político, com a publicação de uma medida provisória que libera 1,95 bilhão de reais como ressarcimento pelas perdas de Estado e municípios com a desoneração das exportações. O valor ainda é bastante inferior ao que os governadores reivindicam, mas deve ajudar vários deles a fechar as contas, neste final de mandato. O presidente programa para as próximas semanas reuniões com os 27 governadores. Antes de viajar para a BAHIA, onde está passando o fim de semana prolongado, ele pediu aos ministros que listassem temas de consenso para preparar o diálogo com os governadores. Em busca de governabilidade para seu segundo mandato, LULA também fez um aceno à senadora ROSEANA SARNEY, que acaba de deixar o PFL e está  prestes a se filiar ao PMDB.

Um casal de ex-namorados foi encontrado morto hoje à tarde em um quarto de motel da PRAIA GRANDE, litoral paulista. O repositor RODRIGO NEVES DE SANTANA, de 22 anos, e JOSANE FERREIRA BERNARDES, de 21, morreram com um tiro na cabeça cada um. Ao lado dos corpos, havia um revólver calibre 22. A polícia trabalha com a hipótese de crime passional.

A costureira JANE AQUINO DO CARMO, de 35 anos, foi morta por um cão da raça pit Bull, em ITAQUAQUECETUBA, ontem à noite. O dono do animal, o servente de pedreiro MÁRCIO MARQUES PINHEIRO de 26 anos, tinha pedido a JANE para segurar o cão pela corrente para que pudesse ajudar um homem embriagado levantar-se do chão. Revoltados, vizinhos mataram o cão e tentaram linchar o dono. PINHEIRO foi preso e indiciado por homicídio culposo. Os vizinhos deram pauladas e garrafadas no animal para que soltasse a costureira (ela foi atacada no pescoço). Mas a cão voltou a avançar sobre a vítima, arrastando-a pelos cabelos. Ele só a largou quando foi atingido na cabeça por uma lata. Mas já era tarde, JANE morreu no Hospital SANTA MARCELINA. Indignados, os moradores mataram o cão com três tiros. PINHEIRO foi ao hospital para saber da vítima e teve de fugir para não ser linchado.  

ZÉLIA GATTAI deixou a UTI do Hospital ALIANÇA, em SALVADOR. A escritora de 90 anos estava internada desde 30 de outubro com um quadro de insuficiência cardíaca e edema pulmonar agudo.

Tropas do Exército de ISRAEL abriram fogo hoje contra um grupo de mulheres palestinas na cidade de BEIT HANUN, ao norte da FAIXA DE GAZA. Usando os tradicionais véus muçulmanos, elas atendiam a uma convocação do HAMAS para servir de escudo humano e cercar uma mesquita onde 60 militantes estavam refugiados. Duas mulheres morreram e mais de dez ficaram feridas. Os soldados fizeram primeiro disparos para o alto, mas passaram a atirar em direção ao grupo, alegando que havia homens armados entre as mulheres. O cerco à mesquita começou na noite de quinta-feira, quando militantes do HAMAS se refugiaram no local assim que o Exército ocupou a cidade. É de lá que radicais palestinos lançam foguetes caseiros contra ISRAEL, atingindo a cidade de SDEROT. Durante a confusão, os refugiados escaparam. Foi o dia mais violento nos territórios palestinos desde a captura do soldado israelense GUILAD SHALIT, em 25 de junho.

O equatoriano ALBERTO SPENCER, maior artilheiro da LIBERTADORES (54 gols) morreu hoje, aos 68 anos, em CLEVELAND, EUA, onde estava hospitalizado por causa de problemas cardíacos. SPENCER vivia em MONTEVIDÉU, URUGUAI, onde passou os melhores anos de sua carreira, com a camisa do PEÑAROL.

A atriz, escritora e diretora de cinema ADRIENNE SHELLY, de 40 anos, foi encontrada morta, hoje, por seu marido ANDY OSTROY. O corpo estava no escritório de ADRIENNE, em NOVA YORK. As causas da morte ainda são desconhecidas. No ano passado, ela estrelou, com MATT DILLON, o filme FACTOTUM. A estréia da atriz no cinema ocorreu em 1989, quando interpretou a melancólica adolescente de A INCRÍVEL VERDADE, do cineasta HAL HARTLEY. Um ano depois, ela protagonizou CONFIANÇA, do mesmo diretor. Como diretora, ADRIENNE realizou filmes como I´LL TAKE YOU HERE, em 1999, e WAITRESS, este ano. 

MORRE PAUL MAURIAT, QUE AMAVA MIREILLE MATHIEU e ALCIONE. Ele foi amigo da música brasileira na FRANÇA. Independentemente do sucesso que alcançou, nos anos 1960, com LOVE IS BLUE, que foi um hit nos EUA, PAUL MAURIAT tinha essa ligação forte com os ritmos brasileiros. Nesta sexta-feira o maestro e compositor morreu aos 81 anos, em PERPIGNAN, no sul da FRANÇA. A  morte foi anunciada pelo seu primo LAURENT MAURIAT, após o enterro que ele queria que fosse discreto. Em 1980, quando se apresentou no Palácio de Convenções do ANHEMBI, MAURIAT mostrou um programa eclético, que incluía desde RITA LEE (MANIA DE VOCÊ) a CHOPIN (LA POLONAISE). Os críticos diziam que ele era brega, mas MAURIAT fez sucesso em todo o mundo, ajudou a impor cantoras como MIREILLE MATHIEU e se esforçou para divulgar a música brasileira na FRANÇA. Ele próprio dizia que PIERRE BAROUH fazia isso com mais força, mas o amor pelo BRASIL o levou a compor especialmente para ALCIONE, de quem era fã. 

2 007      :      -     SÁBADO
Prosseguindo com a série “LICENÇA PARA MATAR”, o DIÁRIO DE SÃO PAULO publica hoje “Na dúvida, tribunal do júri fica do lado do PM”. Na sétima reportagem da série, o desembargador CELSO LIMONGI, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, diz ao DIÁRIO que o povo é conservador, não perdoa bandidos e, na dúvida, opta pelo PM.
Este é um sábado de temperatura agradável. Cai uma pancada de chuva pela manhã e afasta o calor de ontem. Procuro, em minha biblioteca, além de ler os jornais costumeiros, também organizar meus arquivos. No computador, registro os últimos acontecimentos, principalmente aqueles relacionados com o DIA DE FINADOS. Os jornais de hoje publicam “SHOW-MISSA REÚNE TRÊS MILHÕES”, reportando-se ao festival “SAUDADE SIM, TRISTEZA NÃO”, em INTERLAGOS, pelo padre MARCELO. Vários artistas famosos se apresentaram, entre eles WANESSA CAMARGO e a dupla BRUNO e MARRONE.

Durante o sábado caem várias pancadas d´água, melhorando bem a temperatura. Através de um e-mail do CORONEL ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES fico sabendo que faleceu no dia 30 de outubro o CORONEL PM Ref NILO PINTO DA SILVA FILHO, na cidade de VARGINHA – MG, onde morava. Ele pertencia à turma de ASPIRANTES A OFICIAL de 1962 (FELICIANO, OTÁVIO, BORDINI, CARNEVALLE, PASIN, SALLES e outros). Era irmão do CORONEL PM Ref NILAURIL. NILO nasceu em 3 de julho de 1939. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 21 de fevereiro de 1958. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1962. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1963; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1966; CAPITÃO – 25 de agosto de 1970; MAJOR – 15 de dezembro de 1979; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1984. 

A chegada de uma frente fria a SÃO PAULO provocou chuvas e ventos fortes, no início da tarde, em toda a cidade e em vários municípios vizinhos, como OSASCO, CARAPICUÍBA e no ABC. A capital ficou em estado de atenção e registrou três pontos de alagamento. Por causa do vendaval, o Corpo de Bombeiros recebeu vários chamados para atender ocorrências de queda de árvores, muros e de casas destelhadas em diversos bairros. 

O CORITIBA garantiu hoje, com quatro rodadas de antecedência, sua presença no CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A de 2008. Mas o time paranaense deve agradecer a ajuda providencial do SANTO ANDRÉ, que bateu o CRICIÚMA, na casa do adversário, por 2 a 0 – o resultado confirmou matematicamente a vaga na Primeira Divisão. O CORITIBA, líder da Série B, terminou a rodada com 63 pontos e não pode mais ser alcançado pelos catarinenses, agora na sexta posição, com 50 pontos.

O GRÊMIO continua se esforçando para deixar escapar a vaga na TAÇA LIBERTADORES. Hoje, jogando no Estádio OLÍMPICO, o GRÊMIO saiu na frente do FIGUEIRENSE, mas acabou permitindo a virada dos catarinenses, que venceram por 2 a 1. Com o resultado, o GRÊMIO caiu para a sétima posição com 54 pontos. O FIGUEIRENSE escapou de vez do rebaixamento e briga por vaga na SUL-AMERICANA.

O PARANÁ deu um grande passo para tentar escapar do rebaixamento ontem no Estádio DURIVAL DE BRITO, em CURITIBA, ao vencer o GOIÁS por 1 a 0. O gol que manteve o sonho do time paranaense de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro foi marcado por JUMAR, acertando um belo voleio no canto esquerdo, após cruzamento de LÉO MATOS, a oito minutos do final.

Outro resultado que pode ter ajudado o CORINTHIANS (que tem 41 pontos, ao lado do PARANÁ e do próprio GOIÁS) foi a derrota do NÁUTICO para o FLUMINENSE, no MARACANÃ, por 2 a 1. O NÁUTICO permanece com 43 pontos e o FLUMINENSE tem agora 55.

O nascimento de BENÍCIO, segundo filho dos apresentadores ANGÉLICA e LUCIANO HUCK, movimentou a Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO DE JANEIRO, neste sábado. ANA FURTADO, BONINHO e AÉCIO NEVES foram algumas das celebridades que se apressaram em visitar o irmão de JOAQUIM. Os amigos que passaram por lá ganharam lembrancinhas como sabonete, docinho e chocolate. O bebê nasceu na madrugada deste sábado.

O presidente paquistanês, GENERAL PERVEZ MUSHARRAF, impôs hoje estado de emergência e suspendeu a vigência da Constituição no país. O anúncio foi feito pela televisão estatal, pouco depois de todas as outras emissoras paquistanesas terem sido tiradas do ar. O Exército tomou as ruas de ISLAMABAD e as linhas telefônicas foram cortadas, Em KARACHI, no sul do país, testemunhas disseram ter ouvido “trocas de tiros”.
A líder do principal partido de oposição, a ex-primeira-ministra, BENAZIR BHUTTO, estava em DUBAI, visitando familiares quando o estado de emergência foi decretado. Voltou imediatamente para o PAQUISTÃO.

Os mexicanos do Estado de TABASCO continuam sofrendo os efeitos das fortes chuvas e da enchente devastadora que castigam, desde domingo passado, o Estado do sul do país. O Estado vive a maior enchente em meio século. Hoje, milhares de pessoas ainda estavam presas em telhados e cerca de 800 mil seguiam desabrigadas. Na Capital, VILLAHERMOSA, o RIO GRIJALVA transbordou levando água barrenta para as ruas. Cerca de 70 mil pessoas passaram a noite em abrigos de emergência. O Exército providenciou alimentos e água potável, e transportou os feridos de helicóptero ou barco. O desastre causou uma morte.

2 008      :      -      SEGUNDA-FEIRA
LUCINDA continua chateada com o incidente com o IAGO, no final de semana, quando, numa brincadeira com bola, com um menino bem mais forte do que ele fraturou o pulso num chute mais forte dado pelo adversário, pegando de mau jeito na sua mão. O braço foi engessado e vai permanecer assim durante um bom tempo.
Fico sabendo que a MARLENE começou a trabalhar no “PONTO DE ENCONTRO”, na Avenida SALGADO FILHO, 2486, na quadra da ASSEAG. Ali é alugado para festas de aniversário, casamento, final de ano, etc. De segunda a sexta-feira fornece comida caseira. 
Elaboro a minuta do prefácio do livro que está sendo escrito pelos jovens ANDRÉ ALVIM FARIA DA SILVA, 21 anos; ARTHUR FELIPE BODSTEIN, 23 anos e LEONARDO LELIS DE ALMEIDA, 21 anos. Recebi do LEONARDO as explicações que lhe pedi sobre os motivos que os levaram a escrever as histórias dos ex-combatentes.
Chego mais cedo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e procuro imprimir o último dia de outubro e os três primeiros de novembro. Depois, rapidamente, atendo o pedido do OREZ para almoçar com alguns oficiais no MMDS. Retorno à Sociedade e tomo conhecimento de um inquérito civil que foi instaurado no ano passado, envolvendo a FARAT SERVICE e a própria Sociedade no caso do restauro do Monumento Mausoléu. Chega um documento solicitando certas providências, inclusive a qualificação de GERALDO FARIA MARCONDES (naturalmente há desconhecimento de seu falecimento). Não posso permanecer muito tempo no MMDC porque temos uma reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Ali, quando chego, encontro o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE na entrada da Associação Comercial. Conversamos sobre o falecimento do ex-combatente de 32, o engenheiro VICENTE LEITE SAMPAIO, aos 97 anos de idade, ontem. Por ocasião do lançamento do livro “32-IMAGENS DA REVOLUÇÃO”, na Casa das Rosas, o TRINDADE levou o veterano, que andava com auxílio de parentes. Tinha ele idéia de trazê-lo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e homenageá-lo numa de nossas solenidades. Não deu tempo.
FRANCISCO GIANNOCCARO coordena os trabalhos da Comissão Cívica e Cultural. VIVIANO FERRANTINI é o seu secretário. Estão presentes: CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, ELOY, FRANCES DE AZEVEDO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, HELIODORO, REZENDE, MAJOR PM Ref PÍCOLI, VILMA, LUIGI, OG POZZOLI, PAULA, SCALISE. Vários assuntos são tratados, mas o principal diz respeito às comemorações do DIA DA BANDEIRA, principalmente por parte das distritais. O HELIODORO convida-me para falar sobre o assunto, dia 11 próximo, no COLÉGIO COMANDANTE D´ÁVILA, no IMIRIM. GIANNOCCARO pede para que seja entregue a Medalha Governador Pedro de Toledo para MARCEL SOLÍMEO, que não pôde comparecer na solenidade de 2 de outubro, no Monumento Mausoléu, na próxima reunião da Comissão Cívica e Cultural. GAETANO BRANCATTI LUIGI está regressando da CHINA, onde foi inaugurar o MARCO DA PAZ em BEIJIN. Fala sobre a viagem, mostra fotografias tiradas por ocasião da cerimônia e demonstra estar muito emocionado. HELIODORO confeccionou um documento pedindo para que LUIGI seja indicado para o NOBEL DA PAZ.
MARIA CECÍLIA traz novos argumentos a respeito da AMAZÔNIA e o problema da nação indígena. Esse assunto está no Supremo Tribunal Federal. OG POZZOLI tece comentários sobre o conflito Polícia Militar x Polícia Civil, acontecido no mês passado defronte o Palácio dos Bandeirantes.
SCALISE está marcando uma palestra do GINO STRUFFALDI sobre a Revolução Constitucionalista para a noite de 27 de novembro, na Churrascaria BÚFALO BRANCO, na Av. Professor Francisco Morato, 2802. Entrega um convite do presidente do ROTARY, CARLOS EDUARDO DE FREITAS COELHO.   
ATA DA 31ª REUNIÃO DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2007 - MARÇO DE 2009, REALIZADA NO DIA 3 DE NOVEMBRO DE 2008, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR DA ACSP (SALA TS).
Secretário: Viviano Ferrantini, conselheiro da ACSP.
1. Lista de presença anexa.
2. Trabalhos presididos pelo coordenador Francisco Giannoccaro.
3. Exame e votação da ata da 30ª Reunião – Aprovada por unanimidade.
4. Expediente - a) Ausência justificada: Antonio Augusto Bizarro; b) O coordenador deu boas-vindas à Maria Cecília Naclério Homem, de retorno de viagem; c) O coordenador teve contato com a escultora Odette Eid, comentando os grotescos salva-vidas colocados em monumentos paulistanos; ofícios repudiando a iniciativa serão encaminhados às Secretarias de Cultura, e da Educação do município; d) Lido ofício encaminhado à Distrital Ipiranga, cumprimentando pelas festividades realizadas no Parque da Independência, por ocasião da Troca do Pavilhão Nacional; f) Aniversariantes do mês: Guilherme Napoleão de Abreu - 01; Valdir Abdallah - 24; Vilma L. Gagliardi - 27; Pedro Paulo Penna Trindade - 29.
5. Dia da Bandeira – A entrega das bandeiras e folders às escolas escolhidas pelas Distritais, no próximo dia 19, já está finalizada. Uma solução está sendo procurada para alguns estabelecimentos que não possuem mastro. Obtida técnica para preservar o grande pavilhão nacional da Praça das Bandeiras, que rasgava com pouco tempo de uso.
6. Marco da Paz – Os membros da Comissão aplaudiram Gaetano Brancati Luigi pela inauguração do “Marco da Paz”, na praça central de Beijing, com a presença de autoridades locais. Foram exibidas fotos tiradas no evento. Luigi informou que o escritório local da Globo filmou o evento, não exibido em nossa TV; o coordenador Francisco Giannoccaro solicitará à Assessoria de Imprensa da ACSP que intervenha na mídia para noticiar a inauguração. Lido o ofício da Distrital Santana propondo a indicação do nome de Brancati ao Prêmio Nobel da Paz. A solicitação será encaminhada ao Presidente Alencar Burti. Gaetano Brancati Luigi afirmou ter conseguido algo impensável, tendo trabalhado junto ao Consulado da China em São Paulo; a iniciativa foi bem aceita pelas autoridades, que esperam difundir o símbolo entre outras grandes cidades chinesas.
7. Momento econômico-político – Passadas as eleições, o interesse do brasileiro concentra-se na economia mundial, e por conseqüência na nacional. Eloy Gonçalves de Oliveira, Viviano Ferrantini, Og Pozzoli e outros expuseram suas visões sobre o instante atual. O coordenador Francisco Giannoccaro leu ofício da Cúria Metropolitana, condenando a participação de padres em manifestações políticas, criticando a carta lançada por alguns destes na véspera da eleição municipal, apoiando a ex-Prefeita e pedindo perdão em nome da Igreja. Face à esta posição ficou em suspenso a idéia do convite a D. Fernando Figueiredo para tratar do tema. Og Pozzoli tratou da greve da Polícia Civil, informando que esta é a que tem menores salários comparados com as de outros estados. Mario Ventura comentou informações difundidas pela internet, em que o dólar seria trocado por uma nova moeda – o amaro – dando um enorme desfalque em toda economia mundial; o assunto foi tratado como boato sem fundamento. Og Pozzoli lembrou as antigas moedas de referências mundiais, que resultaram no caso do marco alemão numa hiperinflação. Os EUA mantinham seu dólar lastreado em ouro armazenado em Fort Knox; a paridade foi extinta no início da década de 70. Francisco Giannoccaro afirmou que a potência econômica-militar dos EUA ainda se mantém em primeiro lugar no mundo, e que a próxima eleição poderá aprumar os negócios naquela nação.
8. Amazonas  – Maria Cecília Naclério Homem comentou o interessante artigo “O Kosovo da Amazônia”, publicado em 30 de outubro, no jornal “O Estado de S.Paulo”, pelo professor Predrag Pancevski sobre a Amazônia, em que é feito um paralelo com os recentes acontecimentos de Kosovo, que criaram mais uma região autônoma desmembrada da antiga Iugoslávia, fato que poderia ser repetido aqui com as novas nações indígenas. A intervenção da ONU poderia ser facilitada pela ação de grupos estrangeiros que ambicionam as riquezas locais. Mario Ventura informou que o “Grupo Guararapes” acompanha com atenção a evolução dos acontecimentos pelo seu presidente General Flores de Melo. O coordenador Francisco Giannoccaro disse que o assunto agora está na decisão do STF que decidirá de acordo com a Constituição. A Comissão decidiu que o envio do ofício expondo nossa posição aos ministros do Supremo é importante. Esta possibilidade será exposta “ad referendum” ao presidente Alencar Burti. A reunião sobre a Região Amazônica realizada no Clube Esperia, em julho deste ano, precisou bem a situação da ACSP neste importante debate.
9. Assuntos diversos – a) Marcel Solimeo será condecorado com a medalha “Pedro de Toledo”, durante a próxima reunião da Comissão Cívica e Cultural, a realizar-se no dia 17 de novembro; b) O almoço de confraternização da Comissão Cívica e Cultural, em conjunto com os diretores-superintendentes das Sedes Distritais da ACSP, será realizado no próximo dia 08 de dezembro, segunda-feira, às 12h30, no 12º andar da ACSP. A ocasião servirá como congraçamento dos membros da Comissão Cívica e Cultural com os demais associados da Casa, e terá a participação do nosso presidente Alencar Burti, além de João Carlos Maradei e Valéria; c) O coordenador Francisco Giannoccaro, representando a FIESP, juntamente com Gaetano Brancati Luigi, representando a ACSP, participaram da instalação do Comitê de Defesa Civil, organizado pelo Governo do Estado para coordenar ações nas 13 regiões do Estado de São Paulo no caso de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem; d) O coordenador Francisco Giannoccaro pretende obter aprovação da diretoria da ACSP para evento a ser realizado no Auditório do Ibirapuera, no final do ano, em que seriam apresentados os eventos culturais preparados pela colônia coreana em São Paulo, a saber, danças e atividades folclóricas. Na ocasião, o Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, fará palestra sobre “Imigração e Dia da Cultura Coreana”; e) Heliodoro de Sá lembrou a carreira política de Leocádia Pereira Borges, da Bahia, eleita como vereadora mais idosa do Brasil, com 99 anos; f) Ricardo Scalise lembrou a oferta de documentação antiga referente à ACSP, já mencionada na última reunião; g) Gino Struffaldi convidou em nome do Grande Oriente de São Paulo, localizado na Rua São Joaquim, 457, para sessão solene em honra às Forças Armadas, que terá lugar no próximo dia 18, às 20 horas.
10. Próxima reunião – Dia 17 de novembro de 2008, segunda-feira, às 15 horas. Nesta data, em 1869, a Estrada de Ferro D. Pedro II chega a Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais ; em 1889, Pedro II, reclamando que não é “negro fugido” – e família embarcam na corveta “Paraíba” rumo à França; em 1903, assinado o Tratado de Petrópolis, encerrando o conflito acreano; a Bolívia perde 190 mil km², contra 3 mil km² e uma indenização do Brasil.
Francisco Giannoccaro                                                             Viviano Ferrantini
         Coordenador                                                                          Secretário
Levo ao conhecimento do presidente da Sociedade a história de uma nova novela que alguém está movendo contra a FARAT SERVICE. Desconfiamos do CARVALHOSA. Mas não temos certeza quanto a sua pessoa nesse novo inquérito. Se for esse aproveitador, vê-se que irá querer dinheiro, alegando outros motivos, já que foi praticamente derrotado no longo processo que ainda não chegou ao seu fim. Precisamos contactar o advogado ROMAGNOLI para verificar o que está acontecendo.
Acompanho o GINO até o metrô. Tudo estaria muito bom se não pairasse nova nuvem cinzenta contra a Sociedade.

O governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial do dia 1º de novembro, sábado, a Lei 1.061, que prevê a criação de 944 vagas para promoções nos quadros da Polícia Militar. As chances estão abertas para diversos cargos: coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente e sargento, entre outros. Além das vagas abertas para promoção, também foi dada autorização para criação de 49 novos batalhões e companhias em diversos locais do Estado de São Paulo. A lei ainda prevê reduzir 766 cargos de 2º tenente, mas isso não representa a extinção do posto nos quadros da Polícia Militar.
Segundo a PM, com a criação dos novos batalhões, será atingida a quantidade ideal de homens: cerca de 700 por unidade. As promoções serão realizadas em três escalas: a primeira no dia 15 de dezembro deste ano, a segunda em 24 de maio de 2009, e a última em 25 de agosto. Para o governo, a intenção é não causar um impacto negativo nos quadros da corporação, já que os policiais promovidos precisam de um certo tempo para se adaptar às novas funções.

O governador JOSÉ SERRA obteve, hoje, a primeira vitória na queda de braço com policiais civis em greve desde o dia 16 de setembro. O líder do PSDB na Assembléia Legislativa, SAMUEL MOREIRA, nomeado relator especial da Comissão de Constituição e Justiça para o assunto, entregou relatório favorável a quatro projetos apresentados pelo governo: nenhuma das 58 emendas propostas pela oposição foram aprovadas. “São todas inconstitucionais”, justificou.
Porém, os deputados de oposição (são 23 parlamentares) podem propor emenda de plenário. Para isso, é necessário que 19 deles assinem o documento. Assim, os projetos devem voltar às comissões e, até quarta-feira, dia 5, o presidente da Assembléia, VAZ DE LIMA, pode convocar votação extraordinária.
O deputado MAJOR SÉRGIO OLÍMPIO GOMES convocou as lideranças do movimento grevista para pressionar amanhã as decisões das comissões. “De forma democrática. Eles querem votar logo para não discutir o assunto. A greve pode se potencializar”, disse. 

Dois dos cinco pacientes que receberam os órgãos de ELOÁ PIMENTEL, assassinada pelo ex-namorado LINDEMBERG ALVES FERNANDES, tiveram alta hoje à tarde. MARIA AUGUSTA DOS ANJOS, de 39 anos, que recebeu o coração da adolescente, e ÉMERSON GENTIL DARDIS, 25, que ganhou o rim esquerdo e o pâncreas da garota, agradeceram à família de ELOÁ e disseram que agora finalmente vão poder aproveitar as coisas simples da vida. Ela quer aprender andar de bicicleta. Ele não vê a hora de poder comer o bolo de chocolate feito por sua mãe.

Os bancos ITAÚ e UNIBANCO anunciaram hoje a fusão de suas atividades, criando o maior banco do Hemisfério Sul e o 17º do mundo. A empresa resultante da união terá ativos totais de R$ 575 bilhões. ROBERTO SETÚBAL, do ITAÚ, será o presidente do novo banco. PEDRO MOREIRA SALLES, do UNIBANCO, vai comandar o Conselho de Administração. As negociações entre os dois foram abertas há quinze meses, quando o espanhol SANTANDER comprou o holandês ABN AMRO. Foram apressadas pelo agravamento da crise financeira internacional. O anúncio da fusão deve provocar movimentação dos principais concorrentes. O BRADESCO, que até então liderava o ranking dos bancos privados do País, deve ir às compras. Entre as instituições apontadas como atraentes para o BRADESCO está o banco VOTORANTIM. Já o BANCO DO BRASIL deve acelerar os entendimentos para a compra da NOSSA CAIXA, do BANCO DE BRASÍLIA (BRB) e do BANCO DO ESTADO DO PIAUÍ (BEP).

Contrariado com a migração para dentro do governo de uma crise que vai se resolver no Judiciário, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA determinou hoje a seus ministros que não haja posicionamentos públicos sobre a interpretação a ser dada à LEI DE ANISTIA. Para LULA, “a última palavra não será de A, B ou C” nem dele. Caberá ao Supremo Tribunal Federal decidir sobre o tema, ao julgar as ações que lá tramitam, definindo que tipos de crime estão ou não cobertos pela legislação.
De acordo com assessores do Planalto, LULA não vai se posicionar sobre o tema. O presidente quer evitar arbitrar em favor da posição de um ou outro ministro, para que não saía como vencedor ou vencido, quando o STF tomar a sua posição.

Aliviado após conquistar o título mundial de Fórmula 1 de forma inusitada no Autódromo de Interlagos, o inglês LEWIS HAMILTON revelou hoje pela manhã, no Hotel HILTON, que passou por momentos de grande tensão antes de cruzar a linha de chegada. “Esperei minha equipe gritar ‘você é o novo campeão mundial’, mas eles não fizeram isso. Fiquei em pânico por um segundo”. HAMILTON, o piloto mais jovem a se sagrar campeão na história da principal categoria do automobilismo, relembrou que estava concentrado na tentativa de passar SEBASTIAN VETTEL, da TORO ROSSO, mas foi informado pelo rádio que deveria superar TIMO GLOCK, da TOYOTTA. “Não sabia que estava tão próximo dele. Quando vi VETTEL passar por ele, procurei o melhor lugar para também ultrapassar, pois meu carro não estava bom por causa dos pneus”.

O bicampeonato de MARÍLSON DOS SANTOS na Maratona de NOVA YORK ajudou o brasileiro a superar uma decepção. Ele estava abalado com seu fraco desempenho nas Olimpíadas de PEQUIM, em que sequer conseguiu completar a prova. A tristeza quase o fez desistir da prova de ontem, mas seu treinador, ADAUTO DOMINGOS, o convenceu a seguir em frente.
“Neste ano eu me programei para as Olimpíadas. Eu fiz tudo o que tinha de fazer, mas acabou não dando certo”, disse MARÍLSON. “Eu não sabia se era a melhor idéia ou não (participar da Maratona de NOVA YORK), mas o ADAUTO conseguiu fazer a minha cabeça. Com essa vitória eu vou ficar menos triste”, comentou o brasileiro.
O bicampeão ficará mais quatro dias nos ESTADOS UNIDOS. Já marcou passeio na DISNEY e hoje abriu os trabalhos na Bolsa de NOVA YORK. Ele não sabe se voltará a correr neste ano. O brasileiro CARLOS JOSÉ GOMES, de 58 anos, passou mal após completar a maratona e morreu.   

No último dia antes das eleições, o democrata BARACK OBAMA e o republicano JOHN McCAIN fizeram a derradeira maratona da mais longa campanha para presidente da História americana, iniciada em janeiro com as primárias. Ambos estiveram em estados que foram vencidos pelo republicano GEORGE W. BUSH em 2004. Nas horas finais, os dois candidatos também resolveram deixar a tradição de evitar ataques na reta final e alfinetaram o adversário. OBAMA foi o mais direto no ataque. Ele fez o seu primeiro discurso do dia na pequena cidade de JACKSONVILLE, na FLÓRIDA. Numa região bastante conservadora, o auditório da VETERAN´S MEMORIAL ARENA não estava lotado, fato raro na sua campanha. A principal intenção do candidato, no entanto, não era conquistar novos eleitores na área, mas lembrar a maior gafe de McCAIN na campanha – visivelmente focando a cobertura da imprensa nacional.

A música perdeu o diretor de orquestra francês JEAN FOURNET, aos 95 anos. Defensor da sinfonia e do lirismo franceses, FOURNET faleceu na HOLANDA, nesta segunda-feira. Era flautista por formação e comandou orquestras na EUROPA, ÁSIA e nos ESTADOS UNIDOS.

2 009        :       -       TERÇA-FEIRA
Às 10 horas estou na Rua SILVEIRA MARTINS, 112, reunido com os CORONÉIS THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO, JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO, OCTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA, TAVARES, MANOEL ABISSI NOGUEIRA e LORIVAL. Estudam-se as várias linhas que deverão ser tomadas para logo mais, durante a Assembléia Geral Extraordinária, na AORRPM. Há idéia de se mexer no atual Estatuto da Associação, possibilitando a reeleição de alguns presidentes e diretores que hoje estão em cargos de mando. O Edital de Convocação diz que o Estatuto em vigor é nulo. Um grande absurdo. Demonstra total incompetência administrativa em se julgar nulidade depois de vigência estatutária desde janeiro de 2004.
O CORONEL PM Ref HERMES CRUZ, que se encontra enfermo, publicou uma mensagem no jornal CLARINADAS DA TABATINGUERA, justificando a necessidade de se mexer no Estatuto para possibilitar a candidatura do CORONEL PM JORGE GONÇALVES ao cargo de Presidente da Diretoria Executiva nas eleições de 15 de dezembro. Diz ele: “A renovação do estatuto teve início no ano de 2003, com o advento do novo Código Civil que, ao disciplinar a estruturação das entidades, deu o prazo até 9 de janeiro de 2004 para que elas o adaptassem àquele Código. O ano de 2003 transcorreu sem que a Diretoria adotasse tais providências e somente no fim desse ano, já às vésperas da prescrição do prazo, resolveu proceder as alterações praticamente a “toque de caixas”, sem pelo menos consultar o Conselho Deliberativo na época, só lhe participando a convocação da Assembléia Geral, alguns dias antes de sua realização. Não foi ditatorial? Não tornaria o projeto passível de nulidade?
Essa Assembléia transcorreu em clima tumultuado. Seu Presidente não teve condições de colocar nada em votação e, portanto, não declarou nenhum resultado. Não havendo clima para prosseguimento, toda Mesa Diretora ausentou-se.
Como a alteração do estatuto ficou pendente de solução, com o esvaziamento da Assembléia, o correto seria o reestudo da matéria para oportunamente ser levada a nova reunião. Mas isso não foi feito. Aquela cópia do estatuto vigente, extraída apenas para fins de estudo, foi indevidamente assinada pelo Senhor Presidente da Diretoria e pelo seu 1º Diretor Jurídico, ao passo que as autoridades competentes para assinar o estatuto, eram os componentes da Mesa Diretora.” 
Procuro esclarecer pontos obscuros, pois em 9 de janeiro daquele ano eu assinei a ata da Assembléia que presidi e que aprovou esses estatutos. No mesmo dia houve o registro de toda a documentação em cartório. Na verdade o que se procede é puro casuísmo, permitindo a continuidade de pessoas em papéis de mando na Associação.    
As articulações que estão sendo feita é indicar o CORONEL PM JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO como Presidente da Assembléia e o CORONEL PM OCTÁVIO como seu primeiro secretário.
CORONEL PM THESEO apresentará uma moção de homologação do estatuto e algumas alterações a fim de que tudo possa ser consertado. As eleições estão marcadas para 15 de dezembro e o tempo exige esses acertos a fim de que se permita realizar as eleições tranquilamente.
Vamos todos para a AORRPM. No entanto, tenho um compromisso com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, num dia muito especial. É que logo mais estaremos realizando uma reunião prévia, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA, para estudar a data da reinauguração da sede da Sociedade após a reforma executada, cujo principal artífice é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador VALLIM BELLOCCHI.
Converso com o CORONEL PM MENDES. Ele está sendo chamado no GRANDE ORIENTE. Não poderá participar da reunião no TJ. Saímos juntos e vou passar na AORRPM. O CORONEL PM JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO está dirigindo os trabalhos da Assembléia Geral Extraordinária, tendo como primeiro-secretário o CORONEL PM OCTÁVIO e como segundo-secretário o TENENTE PM Ref NASCIMENTO. Poucas pessoas compareceram nesta Assembléia. Tudo está transcorrendo conforme foi planejado. No entanto não posso ficar até o final.
Na Sociedade, atendo o delegado de polícia JOÃO BATISTA PALMA BEOLCHI. Ele ganhou um capacete que pertenceu a um ex-combatente do Batalhão PIRATININGA. Quer conhecer mais sobre a participação dessa pessoa na Revolução. É difícil a pesquisa porque ele somente tem o nome de guerra do combatente de 1932 – TALIBERTI – e o seu número no batalhão (489). Nas conversas com o delegado, parente de ENOS BEOLCHI, que conhecemos quando éramos tenentes, vou lhe mostrar o trabalho que faço com relação às minhas memórias.
Com o GINO e o CAPITÃO PM HENRIQUE vamos para o Tribunal de Justiça. Reunimo-nos com o TENENTE-CORONEL PM BORTOLETTO. Em princípio a data escolhida para a reinauguração do MMDC é a de 30 de novembro. Será essa data submetida ao Presidente do TJ. Estudamos algumas coisas que ainda faltam para se concluir o trabalho da reforma. Uma delas é a da pintura das paredes em pontos que foram riscados com a chegada dos móveis. Hoje também chegam mais móveis. 
Ápós o término dessa reunião eu ainda retorno à AORRPM. Converso com o CORONEL PM THESEO. Ele está feliz por ter sido realizado os seus propósitos.
Ainda vou conhecer nesta data um acontecimento incrível acontecido com o AMÉRICO. No domingo ele foi confundido por alguém que teria mexido com uma mulher casada e agredido pelo filho dessa senhora. Todos vão parar no 1º Distrito Policial, onde se perde muito tempo e onde tudo fica esclarecido que tudo não passou de um tremendo engano. O AMÉRICO retira a queixa de agressão, mas fica ainda um ranço do trabalho errado de certos policiais militares que usaram de truculência e ignorância na condução da ocorrência. Converso com várias pessoas que presenciaram o fato.

Nesta noite, entre os e-mails recebidos, destaco:
A ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, é amiga de Jesus desde criancinha. Mesmo quando ela integrava a VAR-Palmares, era em Deus que pensava. Tanto é assim que a sua organização antecipou o despacho de algumas pessoas para o céu. Uma delas, por exemplo, era só um correntista de banco. Estava ele lá, feito Inês de Castro, coitadinho!, no sossego dos seus anos, sacando um chequinho no caixa, e eis que chegou um Anjo — futuramente indenizável como perseguido pela ditadura…  — de arma na mão para expropriar o banco em nome do povo. E “pimba!”. Lá foi o pai de família morar ao lado de Jesus! Carlos Minc participou dessa operação. Hoje ele acha um absurdo que algumas pessoas matem árvores e minhocuçus. E Dilma continua amiga de Jesus! O mundo é mesmo pândego.
Por que isso? Vejam que foto histórica esta publicada no Estadão Online. Lula instituiu ontem o Dia Nacional da Marcha para Jesus. Participaram da cerimônia, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o presidente da Câmara, Michel Temer; o senador e “bispo” Marcelo Crivella (PRB-RJ), sobrinho de Edir Macedo, dono da Igreja Universal,;a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o casal da Igreja Renascer Sônia e Estevam Hernandes. Crivella é este que aparece à esquerda, contraindo os olhos enquanto entra em conexão, suponho, com o Espírito Santo. Nunca entendi por que certos religiosos, de qualquer denominação, quando julgam entrar em contato com a Pomba Sagrada fazem essa cara.
Há quem faça coisas ainda mais estranhas. É o caso da “bispa” Sônia e seu marido, o “apóstolo” Estevam. Quando o Espírito Santo está presente, eles desandam a falar línguas estranhas. Mangabeira Unger perde feio.  Não sei como se contiveram ontem. Estevam é essa cabeleira grisalha em primeiro plano; Sônia está à sua direita, a cabeleira castanha. Dilma é aquela com ar beato. A foto não deixa de ser um bom retrato do Brasil.
O casal da Renascer acaba de sair da cadeia nos Estados Unidos e já participa de uma solenidade ao lado de Lula e de sua candidata. Não sei se vocês estão lembrados: a dupla tentou entrar naquele país com dólares que não tinham sido declarados, escondidos na capa de uma Bíblia. O leitor cético dirá que estão todos entre iguais. Afinal, a “bispa” e o “apóstolo” apenas portavam “recursos não-contabilizados”. Ademais, em matéria de dólares ilegais, ninguém é páreo para o pagamento que a campanha de Lula fez a Duda Mendonça no exterior.
Ah, sim: o leitor logo pergunta: “Por que as aspas em ‘bispa’ e ‘apóstolo’?” Porque é como eles se autodenominam, entendem? A palavra “bispa” é uma licença quase poética, além de ser uma brutal licença religiosa. Um feminino aproximado para tal função seria “episcopisa”. Imaginem: “Episcopisa Sônia Hernandes”!!! Já o “apóstolo” é coisa realmente séria. Apóstolos, originalmente, eram 12. Missões divinas dadas a Paulo e Barnabé também permitem que os chamemos assim. Pronto! 14 ao todo! Até a chegada de Hernandez, o 15º elemento. Todos os apóstolos tiveram contato direto com Jesus — logo, supõe-se ser esse o caso do marido da “bispa”. Quatro coisas são privadas dos apóstolos:
- recebem missões diretamente de Jesus;
- podem pregar a todos os povos;
- são dotados de infalibilidade;
- sua jurisdição episcopal é universal; sua igreja é o mundo!
Alguns, nem todos, também operam milagres. Parece ser esse o caso de Hernandez. Que eu saiba, em nenhuma outra denominação neopentecostal alguém se colocou tão pertinho de Jesus Cristo.
A Justiça americana liberou o casal para voltar ao Brasil no dia 1º de agosto, 15 dias antes do prazo, para visitar o filho, Felippe Daniel Hernandes, conhecido pelos fiéis como Bispo Tid, internado na UTI em razão de complicações decorrentes de uma cirurgia para redução de estômago. Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, ele teve complicações neurológicas de origem metabólica.
Sônia e Estevam, que sempre oraram pelo filho, prometeram orar por Dilma também. .Meu Deus!!!
PS - Vocês prometem fazer apenas comentários que nos abrirão as portas do Paraíso?

Nesta semana, nos próximos capítulos da novela “VIVER A VIDA”,a personagem LUCIANA – interpretada pela atriz ALINNE MORAES -  sofrerá um acidente de ônibus após um desfile e perderá os movimentos das pernas e dos braços. Com ajuda de sessões de fisioterapia, ela conseguirá estimular o músculo deltóide e vai recuperar algum movimento dos braços. Isso vai deixar muita gente confusa: afinal, a modelo que sonha com o estrelato vai ficar tetraplégica ou paraplégica?

A morte do antropólogo francês CLAUDE LÉVI-STRAUSS, aos 100 anos, na madrugada de sábado, dia 31 de outubro, em PARIS, foi anunciada apenas hoje por colegas acadêmicos. Eles não revelaram a causa da morte, mas, no ano passado, LÉVI-STRAUSS, com a saúde debilitada, não compareceu às homenagens públicas dedicadas pela FRANÇA ao seu centenário de nascimento. O professor PHILIPPE DESCOLA, que o substituiu no cargo de diretor do laboratório de Antropologia do COLLÈGE DE FRANCE, revelou que ele foi sepultado em LIGNEROLLES, cidade a oeste da FRANÇA, onde o antropólogo mantinha uma casa de campo.

Seu desaparecimento deixa o mundo menos inteligente e mais dependente de um herdeiro capaz de seguir na trilha aberta por esse que foi um dos maiores intelectuais do século passado. Numa carreira de mais de 60 anos, LÉVI-STRAUSS, filho de uma família judia de BRUXELAS, publicou obras fundamentais que se converteram em clássicos da antropologia e da literatura, dos quais basta citar dois para comprovar sua importância: TRISTES TRÓPICOS (1955) e O PENSAMENTO SELVAGEM (1962).

O ESTADO DE SÃO PAULO publicará amanhã um caderno sobre o adeus de um dos maiores intelectuais do século XX. A relação com o BRASIL. A influência de suas idéias nas mais diferentes disciplinas. Os principais livros. A repercussão no mundo e textos inéditos de estudioso de sua obra.
Lévi-Strauss: um dos maiores pensadores do século 20 morre em Paris
Foto: ReutersLévi-Strauss Foto: Reuters
Bolívar Torres e Luísa Côrtes, Jornal do Brasil
RIO - “Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele”. O autor da frase, o antropólogo e filósofo franco-belga Claude Lévi-Strauss, tentou, ao longo de mais de 80 anos de vida profissional, jogar luz sobre a relação do ser humano com o seu ambiente e com seus pares, em obras essenciais para as ciências sociais, como Tristes trópicos, O cru e o cozido e a série Mitológicas. Um dos maiores pensadores do século 20, Lévi-Strauss morreu na madrugada de sábado para domingo, de ataque cardíaco, em seu apartamento em Paris. A notícia foi dada terça-feira pela editora Plon, 25 dias antes de seu aniversário de 101 anos.
– É uma perda irreparável para a antropologia do mundo e o pensamento humanista, que ele ajudou a construir no século 20 – diz Ivone Maggi, antropóloga professora da UFRJ. – Apesar de ter vivdo num mundo muito diferente do de hoje, suas ideias permanecem vivas, e ainda influenciarão a humanidade nos próximos 100 anos.
Filho de intelectuais franceses de origem judaica, Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1908. Ainda criança mudou-se para a França, onde, mais tarde, estudou Direito e Filosofia na Universidade de Sorbonne, em Paris. O antropólogo fez parte do círculo intelectual de Jean Paul Sartre, e comandou por mais de 20 anos o departamento de Antropologia Social no College de France, onde ficou até se aposentar, em 1982.
Para o antropólogo Gilberto Velho, a obra de Levi-Strauss extrapola as fronteiras da antropologia, passando pela linguística e a filosofia, entre outras disciplinas.
– O pensamento de Lévi-Straus é o respeito à natureza da sociedade em geral, mas também a relação da sociedade com a própria natureza – observa Velho. – Seu discurso sobre o pensamento selvagem relativiza a noção de primitivismo, mostrando a riqueza do chamado pensamento primitivo e revendo a própria noção de humanidade.
O antropólogo lembra também a influência do trabalho de Lévi-Strauss no meio acadêmico brasileiro.
– Nossa etimologia, por exemplo, dialoga frequentemente com a sua obra – destaca Velho.
Lecionando na Universidade de São Paulo entre 1935 e 1939, Lévi-Strauss fundou do departamento de Ciências Sociais do então recém-fundado centro de ensino. Foi no Brasil que o pensador iniciou seu estudo sobre os índios, despertando sua vocação para a antropologia. Em diversas viagens ao interior do Brasil, ao Norte do Paraná, a Goiás e ao Mato Grosso, Lévi-Strauss passou a conviver diariamente com tribos indígenas. O relato dessa exploração por terras brasileiras transformou-se no livro Tristes trópicos, de 1955, até hoje sua obra mais conhecida. A publicação foi encomendada pela editora francesa Plon para fazer parte de uma série etnográfica chamada Terra humana. Lévi-Strauss se destacou e escreveu uma obra de arte, segundo os críticos, que se diferencia de um relato erudito, por representar a alma do autor.
– Levi-Strauss trouxe uma visão totalmente nova para a pesquisa antropológica. Em seus estudos no Brasil, por exemplo, ele não via o índio como um ser diferente, mas como parte de um mundo compartilhado por todos. Ele nunca buscou a diferença entre os seres humanos, mas a nossa identidade como espécie – comenta a professora de antropologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) Valderez Guimarães, ressaltando as dificuldades que o antropólogo encontrou por aqui, inclusive com o governo de Getúlio Vargas, que o tinha como persona non grata: – O serviço de inteligência não tirava os olhos dele.
Lévi-Strauss é considerado o pai do estruturalismo, corrente intelectual que ajudou a compor, por meio da reunião do método estrutural e da psicanálise, e que buscava a interpretação dos mitos, a descoberta dos sistemas de pensamento e o entendimento sobre o funcionamento social. Para a elaboração do novo conceito, ele contou com um fundamental encontro com o linguista americano Roman Jakobson, que o estimulou a se debruçar sobre os fenômenos humanos.
Seguindo o conselho de Jakobson, Lévi-Strauss lançou o seu primeiro livro de grande projeção, As estruturas elementares do parentesco, publicado em 1949. A obra afirma que o “parentesco” – regras de aliança, filiação e residência – está no centro da Antropologia, que estuda o homem em sua dimensão social.
A obra de Strauss é referência em todas as escolas de ciências humanas ao redor do mundo. A importância do antropólogo também já foi reconhecida diversas vezes: em 1973, o pensador foi eleito membro da Academia Francesa; fez parte, ainda, da Academia Nacional de Ciências do Estados Unidos, da Academia Americana e do Instituto de Artes e Letras, todos no Estados Unidos.
– Sua obra e trouxe de forma mais profunda a ideia de que o ser humano é universal – completa Ivone. – Nesse sentido, a busca por princípios universais levou a conclusões importantes sobre a solidariedade e a possibilidade de comunicação entre os diversos grupos humanos.
Obras transformaram experiência em pensamento: Em seu livro mais famoso, Tristes trópicos, Claude Lévi-Strauss disse “odiar as viagens e os exploradores”. Não era mentira. Apesar da publicação sair do quadro estrito da academia, e de boa parte de sua obra estar marcada pelas explorações da selva brasileira, foi mesmo no isolamento das bibliotecas que o antropólogo preferiu se refugiar. A partir de As estruturas elementares de parentesco, publicado em 1949, baseou seu pensamento em métodos rigorosos, como o estruturalismo, para tecer uma crítica severa ao progresso das civilizações. Assim, impôs-se como um intelectual que soube transformar suas experiências em sistemas de pensamento.
No encontro com os índios bororos, a origem do etnógrafo: O primeiro contato de Claude Lévi-Strauss com os índios brasileiros se deu em no rio Tibagi, no Paraná, mas o antropólogo ficou decepcionado, ao ver que “os índios tibagis não eram nem verdadeiros índios, nem selvagens”. Porém, ao final do primeiro ano em que lecionou no país (1935/1936), as visitas aos kadiveus na fronteira com o Paraguai e os bororos no Mato Grosso lhe renderam sua primeira exposição em Paris, o que foi fundamental para sua entrada no meio etnológico francês. Em 1938 foi realizada uma expedição até os nambikwaras no Mato Grosso, que foi encerrada antes do tempo devido a rumores políticos entre o patrocinador da expedição e o governo brasileiro, já que o primeiro era ligado ao Partido Socialista Francês. Essa missão também visitou os bororos e os últimos representantes dos tupi-kaguahib do rio Machado, considerados desaparecidos, relata ele em Tristes trópicos. “Um ano depois da visita aos bororos, todas as condições para fazer de mim um etnógrafo estavam satisfeitas”.
De volta ao CANINDÉ, após cumprir 70 dias de punição, a PORTUGUESA venceu o ABC por 2 a 1, hoje, e garantiu vaga no G-4 depois de 19 jogos. Mas não foi fácil. Após sofrer um gol nos primeiros minutos, a LUSA aproveitou suas poucas oportunidades e virou o jogo. A PONTE PRETA subiu uma posição, do oitavo para o sétimo lugar, ao vencer o BRASILIENSE por 2 a 0, hoje, no Estádio ANACLETO CAMPANELLA. Em FORTALEZA, o CEARÁ derrotou o BRAGANTINO por 2 a 0 e pulou para o segundo lugar.
O NINHO DO PÁSSARO, palco principal dos Jogos Olímpicos de PEQUIM, virou cenário de uma competição de automobilismo. Pilotos consagrados como MICHAEL SCHUMACHER, JENSON BUTTON e SEBASTIAN VETTL disputaram hoje um torneio entre equipes, a COPA DAS NAÇÕES, com carros de turismo. Pelo terceiro ano consecutivo, a ALEMANHA ganhou o título. A dupla formada por SCHUMACHER e VETTEL derrotou na final a GRÃ-BRETANHA, de BUTTON e ANDY PRIAULX, piloto de turismo. O BRASIL não teve representantes na competição. Amanhã, mais uma vez no monumental estádio de PEQUIM, será disputado o torneio individual, chamado de CORRIDA DOS CAMPEÕES.

A juíza ROBERTA DOS SANTOS BRAGA COSTA, da 2ª Vara Criminal de RIO BONITO, no RIO DE JANEIRO, decretou, em 31 de outubro, a prisão preventiva da ex-cabeleireira ADRIANA FERREIRA ALMEIDA. Ela é viúva de RENNÉ SENNA, que ganhou 52 milhões de reais na Mega-Sena em 2005 e foi executado em janeiro de 2007, em RIO BONITO. O novo mandado de prisão foi expedido com base em um pedido do Ministério Público, após a realização de buscas em dias e horários diferentes para tentar intimar a viúva. Ela deveria comparecer a uma audiência do processo em que é acusada de ser a mandante do assassinato do marido.

Ao fazer uma curva para chegar ao ponto final, o motorista AMARILDO MARIANO DA SILVA, de 33 anos, perdeu o controle do micro-ônibus e atropelou quatro pessoas na frente de um bar em SANTO ANDRÉ, no ABC, ontem à noite. O estudante WESLEY RIBEIRO DA SILVA, de 15 anos, morreu no local. Revoltados, moradores depredaram dois veículos do Consórcio UNIÃO SANTO ANDRÉ. Um deles foi incendiado. Cerca de 150 pessoas interditaram ruas com barricadas em chamas e quebraram um guincho da empresa que tentava remover o veículo incendiado. A Polícia Militar teve que disparar tiros de balas de borracha para dispersar a multidão, que chegou a atirar pedras contra os soldados.
O acidente aconteceu na Rua COMENDADOR JÚLIO PIGNATARI, na VILA METALÚRGICA, por volta das 21:30 horas. Outras três pessoas ficaram feridas e levadas para o Centro Hospitalar de SANTO ANDRÉ.

RAFAEL FERNANDES DOS SANTOS montou um curso de formação de militares. Dava aulas na selva, ensinava a marchar e cobrava até 5 mil reais para garantir aos alunos uma vaga na tropa brasileira que participa da força de paz das NAÇÕES UNIDAS no HAITI. Exigia que policiais militares lhes prestassem continência, pois “era o primeiro-tenente FERNANDES, do 2º Batalhão de Polícia do Exército”. Enganou mais de 20 pessoas, que sonhavam com a carreira militar. Acabou denunciado por duas vítimas e preso pela Polícia Civil de São Paulo.
FERNANDES, de 24 anos, teve a idéia de montar a academia particular há dois anos. Sua formação militar se resumia a cinco meses de treinamento como recruta do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), em CAÇAPAVA, de onde foi desligado por indisciplina. 

Apesar de ter prometido voltar às aulas hoje “de cabeça erguida”, a estudante GEISY VILA NOVA ARRUDA, de 20 anos, recuou na última hora e não foi ao campus de SÃO BERNARDO, da UNIBAN, onde cursa o primeiro ano de turismo. Ela não vai à faculdade desde o dia 22 de outubro, quando foi ofendida pelos colegas por usar vestido curto e saiu escoltada pela PM, ouvindo palavrões. Seu advogado, NEHEMIAS DE MELO, diz que ela retornará, mas ainda não é o momento. 

O escritor espanhol FRANCISCO AYALA, um dos grandes intelectuais da ESPANHA do século XX morreu hoje, em MADRI, aos 103 anos. Segundo sua fundação, a morte de AYALA foi de causas naturais. Ele conquistou as premiações mais importantes da literatura espanhola, como o Nacional de Literatura, o Prêmio das Letras, o CERVANTES, e o PRÍNCIPE DAS ASTÚRIAS. Após a guerra civil, durante a ditadura de FRANCISCO FRANCO, AYALA viveu durante muitos anos exilado na ARGENTINA, em PORTO RICO e nos ESTADOS UNIDOS. Entre suas obras mais conhecidas estão: MORTES DE CACHORRO, O JARDIM DAS DELÍCIAS e HISTÓRIA DE MACACOS.

Em mais um nó na crise política hondurenha, a cúpula do Congresso decidiu hoje enviar o PACTO DE SAN JOSÉ-TEGUCIGALPA à Corte Suprema, que deverá emitir um parecer em até 15 dias úteis sobre a legalidade da restituição do presidente deposto MANUEL ZELAYA. O parecer do Judiciário não terá caráter vinculante, mas prolongará mais a crise, que já dura quatro meses.

2 010     :       -     QUARTA-FEIRA
Recebo várias mensagens pela Internet. Entre elas:
Prezado Cel. Ventura.- Hoje cedo, ao verificar os dados do Veterano Pierrotti, e tentar falar com a Dra. Zelina, secretária do Hospital Geral do Exército, tomei conhecimento da sua última informação, ou seja, de que o Veterano não mais terá alta amanhã e que teremos alguns dias para tomar alguma providência. Assim, pretendo falar com o Cel. Mendes, pois acredito que o Cel. Fernando, Diretor do Hospital, seja maçom o que facilitará o contato com o Cel, Mendes. O telefone da Dra. Zelina é 2915-1100 ou 2915-1254.- Abraços - Gino
Cel. Mário e Marinei,
Favor não contatar os advogados.
Conversei com a Fernanda, ela já tem um para representar se for necessário, e também o sr. João não terá alta hoje, pois está febril, e o Tenente Neto determinou que ele vai ficar lá até melhorar, ele está preocupado com o bem estar do paciente. Hoje a Fernanda esteve no SUS e conseguiu a Dieta, que será entregue em 45 dias úteis e a orientação das Nutricionistas. O que será necessário é um fisioterapeuta quando houver o retorno para o lar. O enfermeiro também só precisa trabalhar meio-período para dar banho e auxiliar. Precisamos conseguir a doação da cama. Pode verificar com o Responsável do Hospital, por favor? Ela não quer entrar com a ação ordinária no momento, pois está sendo muito bem tratada no hospital, e eles não se recusaram a ajudar. Somente em caso extremo quer fazê-lo.
Mesmo porque, não sabe quanto tempo ele ficará internado, e a mãe dela tem 94 anos e alzheimer, e não tem como ela ficar com ele no hospital todo esse período indefinido, pois também precisa procurar emprego, e seria necessário ter sempre uma pessoa com ele.
Por enquanto, vamos lutar para conseguir a cama, fraldas e um fisioterapeuta, que possa ir na residência dele (Vila Mariana), pois a remoção dele toda hora para o hospital é bem incômoda para ele (ambulância, transferência de maca, percurso...).
Qualquer coisa, me avisem por favor!
Abraços!
Camila
De: Camila Giudice
Data: 3 de novembro de 2010 12:35
Assunto: Re: SOLUÇÃO CASO JOÃO URGENTEEE - PRECISAMOS SOMENTE DE UM ADVOGADO HOJE
Para: Mario Ventura , mmdc.32@terra.com.br
Aguardem por enquanto para tomar ação.
Em 3 de novembro de 2010 12:27, Camila Giudice escreveu:
Cel. Ventura e Marinei,
Como estão?
Podemos resolver o caso do Sr. João ainda hoje.
Precisamos de um advogado, se o Romagnolli puder, já acione ele, por favor.
O que ele tem que fazer é o seguinte:
Entrar com uma Ação ordinária de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada, diretamente com o Juiz. Essa ação trata do Direito à Vida. A sentença pode sair até hoje. Essa ação fará que o Sr. João possa permanecer no hospital por tempo indefinido, recebendo todo o tratamento.
A Sra. Fernanda só terá que comprovar a renda do Sr. João, que não é suficiente para manter os especialistas e os custos do tratamento, também terá que comprovar que foi demitida do emprego por causa das faltas decorrentes do acompanhamento ao seu pai no hospital e também pode pedir um atestado ao médico alegando que a remoção do paciente do hospital poderá implicar na morte dele.
Se puder, já encaminhar aos nossos amigos advogados e tão logo à Fernanda, para que possa conseguir a documentação.
Abraços!
Camila
Mario Ventura para Camila
mostrar detalhes 20:40 (2 minutos atrás)
CAMILA
Não vamos nos precipitar. A Sociedade não poderá assumir compromissos que não estão ao seu alcance. Ainda acredito que o melhor meio seria deixar o veterano sob os cuidados do Hospital Geral do Exército. Qualquer outra medida somente irá dar maior trabalho no futuro, tanto para a família como também para a Sociedade.
Apenas uma curiosidade de minha parte: como foi que o Sr JOÃO MOURÃO PIERROTTI foi parar no Hospital Geral do Exército. Ele pertence aos quadros do Exército?   
O problema de arrumar advogado para a FERNANDA ainda não passou pelo crivo da Diretoria Executiva e nem acho que seja necessário.

Recebo com certa surpresa as mensagens do GBB onde a petição que estava se iniciando teve de ser “abortada”:
Amigos, em política os caminhos são diferentes e por isso o apoio que estávamos dando ao Cmt G pelo abaixo-assinado fica abortado.
Agradecemos a todos pela atenção e vamos pedir ao site que retire a hospedagem do referido. Um abraço a todos. As suas manifestações continuam valendo.
http://www.grupobarrobranco.blogspot.com/
De: carlos alberto de camargo
Para: GBB
Enviadas: Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010 9:24:20
Assunto: *GBB/ URGENTÍSSIMO Abaixo assinado.
Amigos
Muito nobre a iniciativa do baixo assinado.
Mas, a lógica política não coincide com nossa lógica. Em política, as coisas não funcionam do modo como funciona nossa cabeça de simples mortais bem intencionados. Por isso, com o abaixo assinado, estamos tentando atingir um objetivo, mas remando para o sentido contrário.
Pelas informações que tenho, SOLICITO o aborto imediato dessa iniciativa.
Nada contra as manifestações individuais.
abraço a todos.
Cel Camargo

Amigos / Irmãos do GBB,
Amigos / Irmãos Carlos Alberto e Luiz Alves,
Agradeço e felicito, pela ordem:
1. Ao Luiz Alves, pela iniciativa e pela recente conclusão (que proponho seja provisória) ressalvando (veementemente) o trecho grifado, pois não devemos desistir justamente no momento (talvez) mais significativo de todos os que compõem a história do GBB, nem podemos mais admitir essa palavra de baixo calão com que até recentemente se nomeavam os VETERANOS (REGISTREMOS ESTE TERMO A FERRO NO PENSAMENTO, POR QUESTÃO DE JUSTIÇA E DE RESPEITO!). A menos que admitamos ser, de fato, aquilo que o "palavrão" diz.
2. Ao sempre Comandante Carlos Alberto, pela precisa intervenção, salvando-nos de sepultar uma iniciativa maravilhosa que o nosso entusiasmo (claramente ansioso, pois estamos falando de um sonho de muitas gerações!) impediu-nos de pensar, num primeiro momento, em que o "mundão" aí fora não tem necessariamente, em todos os cantos, a pequena grande identidade de sentimento que nós vimos construindo ao longo de quase dois séculos, para por (ingenuamente, como acabamos de "descobrir") nas mãos de um governador eleito, uma proposta certamente contrária às opções que lhe estejam sendo politicamente oferecidas, FALTANDO MENOS DE SESSENTA DIAS (!!!) PARA A SUA POSSE, quando tudo isso já pode / deve até estar definido!
3. Ao Ciapina, grande moderador, que não perdeu tempo lançando no ar a petição, corrigindo-a com presteza, e, tão prontamente quanto antes, abortando agora o processo, provando a sua sensibilidade para captar os sentimentos do Grupo..
4. A todos os que se manifestaram, expressando seu apoio e seu entusiasmo, "assinando embaixo".
5. A todos que, mesmo não se manifestando expressamente, apoiaram em pensamento a iniciativa, o que equivale a dizer que ainda assinariam a petição.
6. Finalmente, até mesmo aos que, sem pretender tomar posição, simplesmente dão-nos a honra de integrarem o GBB, dando-lhe força de SIGNIFICÂNCIA.
Neste momento, basta isto: não perdemos NADA, só GANHAMOS!
Temos um Comandante Geral jovem, que, por suas atitudes humanas, respeitosas do valor dos profissionais PM, e, de modo especial, dos VETERANOS, mereceu a justa homenagem da nossa efetiva tentativa! Nunca deixará de ser, na nossa lembrança, o (eterno) motivador da nossa espontânea tomada de posição!
Temos a reentrada em erupção de um poderoso sonho de tantas gerações que, em apenas alguns dias aflorou com força vulcânica, mostrando-se passível de ser realizado, a ponto de mobilizar-nos em promissora e rara UNIDADE que não podemos desprezar!
Temos mil alternativas para imitar o rio, que nunca desiste de chegar ao mar, mesmo levando mais tempo para contornar os obstáculos que encontra no caminho.
Certamente, cada um de nós encontrará uma "receita" para explorarmos com inteligência a forma de atingirmos o nosso propósito de fazer dotar a Corporação de mecanismos transparentes e, por isso, mais justos, de avaliar o mérito dos Coronéis que, legitimamente, são os aspirantes naturais aos mais altos cargos.
Isso não é uma visão de teor meramente corporativo: além de afastar esse muitas vezes nefasto método político de escolha, que impõe ao escolhido uma situação muitas vezes além da lealdade devida ao máximo mandatário, substituindo-o pela salutar indicação dos seus próprios pares, dignifica a decisão, por respeitar objetivamente o mérito dos que alcançaram a lista tríplice ou sêxtupla (prefiro esta, por dar oportunidade a cerca de 10% do universo avaliado).
Mas, o maior mérito está bem acima disso tudo: em vez de atender à habilidade de transitar pelos corredores da política partidária, para costurar acordos que quase nunca se ajustam à estrutura ética da destinação da Polícia Militar, a SOCIEDADE ganhará a segurança de ver designado o nome do profissional cuja qualificação para o cargo terá tido o aval daqueles que mais o conhecem, pessoal e profissionalmente.
Não há como negar que se trata de uma ação comunitária (mesmo enquanto corporativa) e muito mais ainda por melhor atender ao interesse de maior segurança para a COMUNIDADE GERAL, em NADA prejudicando a autoridade do Governador.
Os que estão em busca atual pela vaga certamente não acatariam a nossa proposta, mas, e os demais, como sabê-lo? Perguntando a eles? O que pensa o Coronel Camilo a respeito de tudo isto?
Amigos / Irmãos do GBB, vamos ficar olhando para o problema ou passar a procurar-lhe a possível solução?
Vamos simplesmente desperdiçar a melhor oportunidade aqui já surgida, chegando a provar o sabor da força da UNIDADE, tão pequenina ainda nesta amostra, mas já com tanto poder?
Já tivemos temas de grande importância que não mereceram, ao longo de muitos meses, mais do que parcas opiniões: desta feita, alguém escreveu que "em poucas horas, havíamos colhido 19 assinaturas"... (isto na versão corrigida do documento virtual!)
Ou vamos refletir sobre esta ingênua, mas riquíssima experiência (..."a beleza de ser um eterno aprendiz"...) de modo a estabelecer metas e caminhos, com começo, meio e fim?
Um abraço agradecido e esperançoso a todos vocês!
Corrêa de Carvalho

De: luiz alves junior
Data: 3 de novembro de 2010 11:02
Assunto: Re: *GBB/ URGENTÍSSIMO Abaixo assinado.
Para: GBB , carlos alberto de camargo
Prezados Amigos
Desta vez sou obrigado a concordar com a voz do experiente Amigo Cel Carlos Alberto de Camargo, dizem que de boas intenções a porta do inferno esta repleta, por isso é razoável cancelar esta iniciativa imediatamente, pois a Corporação ainda não esta forte o suficiente para enfrentar os desígnios da política e das forças das associações do interesse mútuo.
Foi um erro de avaliação estratégica e não poderia prever tamanho ódio que esta iniciativa iriam provocar aos "escolhidos dos deuses" que já estão se mobilizando na busca deste precioso premio chamado Comando Geral e que realmente esse assunto não é mais de minha conta, afinal, os inativos já passaram da hora de querer modificar os destinos da Corporação.
Desde 2003, aprendi a ter mais juízo quando se mexe com o desconhecido caminho das decisões da Corporação, já que a ética é só uma ferramenta dos que sabem obedecer.
Pela teimosia ainda continuo achando que a função de Cmt Geral não deveria ser considerada como um premio conquistado pela vaidade pessoal, pelo beneficio da política ideológica, do interesse do poder econômico, religioso ou de grupos diversos da sociedade organizada.
É importante lembrar que em toda a nossa quase bicentenária história institucional sofremos intervenções e a usurpação do Comando Geral ao sabor das mobilizações políticas, como se fossemos incapazes de garantir a legalidade na defesa do povo paulista.
Continua a duvida, será que a nossa APM-BB não forma Oficiais capacitados para conduzir os caminhos da Corporação ou será que somos só covardes e submissos ao desejo de estranhos a instituição, já que todas as vezes que buscamos a unidade da Família Policial Militar encontramos a resistência externa e interna pelas vozes do submundo.
O desejo institucional de decidir quem vai dirigir a Corporação não deveria ser encarado como uma "loteria de poder" ou ceder aos desejos de Oficiais com a "síndrome do pequeno príncipe", pois essas manifestações só alimentam o desrespeito dos governantes.
Hoje estamos vivendo a era dos comandantes de batalhão descartáveis, onde um erro ou acidente de percurso, associado a imprensa acaba justificando a exoneração do cargo de Oficiais sem nenhuma defesa prévia, será que essa decisão não pode chegar até o nível de Comandante Geral???.
Por isso, meus amigos, querer fortalecer o atual Comando Geral, não se tratava somente da pessoa do Coronel Camilo, que vem cumprindo muito bem o seu papel, mas de iniciar um processo de mudança interna para consolidar o nosso crescimento institucional e conquistar o respeito individual que merecemos.
Portanto faço minha as palavras do Amigo Coronel Carlos Alberto de Camargo, para que os membros da Família Policial Militar abortem esta iniciativa da lista e desejo que o futuro Comandante Geral tenha mais sucesso em resgatar o respeito que a Legião de Idealistas merece.
Forte Abraço
luiz alves/78

Minha resposta ao CORONEL DI SESSA nesse caso, bem como uma resposta ao retrocesso do processo em andamento:
CARÍSSIMOS AMIGOS
O DI SESSA tem razão. Até agora não fiz nada junto aos que mandei a petição porque não encontrei uma justificativa legal. Apenas fica um mal estar que demonstra muita fraqueza de nossa parte. Não sou político e nem quero ser porque vejo na política somente coisas que minam a nossa corporação, com raríssimas exceções. Acreditava que a Polícia Militar estaria acima de conchavos e justificativas que não pegam bem no nosso meio e, principalmente junto aos nossos familiares. E isso senti logo que meus parentes censuraram o "aborto" tão em moda em nossa política.
Em 3 de novembro de 2010 21:42, escreveu:
Não entendi nada sobre o que gerou esse cancelamento de assinatura, pois teria sido aconselhado a que se abortasse esse tipo de procedimento, entretanto, nenhum outra sugestão foi apresentada ao grupo como alternativa para que se pudesse agir no sentido do que pleiteávamos.
Na minha última verificação estávamos com 82 assinaturas e ia se estender até o dia 15 pf.
Como foi solicitado, concitamos parentes e amigos para se engajarem nessa nossa empreitada, e, agora diante da mudança de rumo como é que vamos justificar a aqueles a quem pedimos, que não foram poucos, pelo menos da minha parte, essa alteração radical ?
No mínimo não vai pegar nada bem !
Só tenho a lamentar o ocorrido, mesmo porque não foi a primeira vez que que isso aconteceu, lembram-se, né ?
Na minha humilde e sincera opinião, se a medida estava certa ou não, deveríamos efetuar a nossa parte, independente do resultado ser ou não favorável ao pleiteado.
Era ou seria uma ação de oficiais, parentes e amigos da PM e manifestamente legal e até inédita em nossa Corporação, própria de um regime democrático, bem melhor do que nos omitirmos e/ou nos preocuparmos com aspectos outros e sobre os quais não temos domínio, mesmo porque sabemos sobejamente como ocorrem as disputas por esses cargos e bem que poderíamos nos aproveitar da equipe de transição existente para a ela apresentarmos esse ou outro documento e mesmo contatos políticos, como já estão efetuando(desde a confirmação da eleição do Alckmin) todos os interessados em cargos de confiança do executivo, quer para a SSP, Del G e Cmt G, só para mencionar a nossa àrea.
Desta forma, só me resta afirmar: Seja o que Deus quiser !

Sr. Coronel Mário,
Em primeiro lugar quero te agradecer pelas informações, por sua colaboração e seu esforço em me ajudar. A minha curiosidade foi pelo fato de duvidar se as informações que me passaram durante toda a vida era de fato verdade, com sua ajuda sanei minhas dúvidas sobre este assunto. E em momento algum fiquei chocada pelas fatos, muito pelo contrário agradeço imensamente o seu gesto.
Sem mais,
Gimena Hitomi Toyama Sena

Ainda sobre o caso do assassinato do PM ANTÔNIO ROBERTO PAULA BUONO, em 30 de agosto de 2002, recebo a seguinte mensagem do seu filho e lhe respondo:
Prezado Cel Mario
Agradeço muito a força de vontade do senhor.
A historia do meu pai foi muito bonita dentro da corporação para ser esquecida assim pelos companheiros de farda, desde seu falecimento a única coisa que sei é que há três indivíduos envolvidos, mas não conseguiram provar nada. Como não moro mais em São Paulo fica difícil entrar em contato com as delegacias, se não me engano o caso foi levado de inicio para o 70º dp.
Fico no aguardo ansiosamente.
Um abraço
Claudio buono

BUONO
Hoje fiz um contato telefônico com o 21º BPMM, mas os oficiais são novos e não puderam informar nada, embora me prometessem verificar o que ocorrera. Você citou o 70º DP. Acredito que o Inquérito tenha seguido para a Justiça. Vamos tentar algo no Distrito agora.

Quando chego hoje na Sociedade Veteranos de 32-MMDC fico sabendo que o CORONEL PM MENDES já passou por lá. Não sei se o GINO ou ele entraram em contato com o Hospital Geral do Exército no caso do veterano JOÃO MOURÃO PIERROTTI. Apenas recebo recados da Diretora de Comunicação Social que tem ajudado muito nesse intrincado caso. Acho que o melhor seria o veterano permanecer no hospital, mas percebo que é idéia da filha tirá-lo de lá por outros motivos. Acontece que o MMDC não pode arcar com despesas, principalmente porque está em situação financeira aflitíssima. O CAPITÃO PM ANÍSIO comparece na Sociedade hoje à tarde. Traz a lista de oficiais superiores, majores e capitães atualizada. Isso ele faz periodicamente e me ajuda bastante no sentido de localização dos novos comandantes. Passo pela AORRPM e converso com o dono do restaurante a respeito do almoço de confraternização do MMDC marcado para o dia 9 de dezembro. Encontro na Associação o velho SARGENTO PM RIBEIRO, que trabalhou comigo no COPOM. Hoje ele é capitão reformado. Lembramos um episódio que marcou muito a minha passagem, como capitão, pelo COPOM, o caso dos taxistas que foram agredidos por PMs nos anos 1970. A ordem para coibir a baderna que eles estavam fazendo partiu da Chefia do COPOM.

A sobrinha da LUCINDA, SILENE, filha de dona MARIA, comparece nesta noite em casa para anunciar o falecimento do seu marido DÉCIO TEIXEIRA, vítima de câncer, aos 51 anos, em 28 de outubro. Diz que ele soube da doença um ano e meio antes e sofreu muito durante esse tempo todo. Há muitos anos atrás o DÉCIO abandonou a SILENE para viver com uma mulher que conheceu na noite. Agora a luta é pela herança deixada por ele. O DÉCIO teve dois filhos com a SILENE e um outro com a sua amante. Não se divorciou da SILENE e viveu com a outra durante quase dez anos. SILENE quer explicações sobre os seus direitos.

Gols de RONALDO, volta de DENTINHO, nenhuma lesão ou contusão, goleada no PACAEMBU. Além de o TIMÃO ter feito sua parte ao bater o AVAÍ por 4 a 0, nesta noite, a FIEL pôde dormir feliz da vida por conta dos tropeços dos rivais pelo título do BRASILEIRÃO – nem FLUMINENSE, nem CRUZEIRO venceram. A nova classificação do torneio tem o CORINTHIANS na vice-liderança, com 57 pontos, só um atrás do FLUMINENSE, que empatou com o INTERNACIONAL, em PORTO ALEGRE (0 a 0).
Exatamente um mês após ser anunciado como treinador do SÃO PAULO, PAULO CÉSAR CARPEGIANI deixou claro hoje à noite que o time pode, sim, sonhar com uma vaga na LIBERTADORES. Com a marca do comandante, o TRICOLOR demonstrou uma enorme aplicação tática e aproveitou as chances para fazer 2 a 0 no CRUZEIRO, até então vice-líder do BRASILEIRÃO, no PARQUE DO SABIÁ, em UBERLÂNDIA. Faltando cinco rodadas para o fim da competição nacional, o SÃO PAULO continua na sétima posição, agora com 50 pontos. O TRICOLOR mantém quatro pontos de distância para o G-4 (e sete para o G-3), mas vai com tudo para cima do CORINTHIANS no grande clássico de domingo, no MORUMBI.  

Para tentar enterrar as especulações – dentro e fora do País – sobre o real poder de sua sucessora, DILMA ROUSSEFF, e o quanto sua própria popularidade e liderança podem atrapalhar o futuro governo, o presidente LULA convocou hoje uma entrevista coletiva conjunta com a eleita para dizer que, a partir de 1º de janeiro, “rei morto, rei posto”. “Ex-presidente”, acrescentou, “nem indica nem veta”. Ao todo, DILMA e LULA falaram durante uma hora com a imprensa. Ambos defenderam a volta de uma contribuição para financiar a saúde – a tentativa de ressuscitar a extinta CPMF já conta com a mobilização de governadores eleitos por partidos aliados. O presidente e sua sucessora falaram também da guerra cambial e da participação na reunião do G-20, em SEUL, da indicação do novo ministro para o Supremo Tribunal Federal, de política externa e de direitos humanos. 

Morreu ANTÔNIO BERNARDES DE OLIVEIRA FILHO, industrial, aos 78 anos. Nasceu em 1932. Conheceu NANCY, que viria a ser sua mulher, num baile de Carnaval, em CAMPINAS, nos anos 1960. Apresentado a NANCY, a convidou para dançar e, nos primeiros passos, disse que queria se casar com ela, o que aconteceu. Filho de médicos e morador dos JARDINS, BERNARDES participava da turma de amigos de BABY PIGNATARI e freqüentava festas no CLUBE HARMONIA e no SAMAMBAIA, no GUARUJÁ. Trabalhou no ramo da construção até começar a trabalhar na empresa do sogro, dono de uma metalúrgica. Sentiu-se atraído na nova empreitada, comprou parte da indústria e a comandou até se aposentar.

Morreu a psicóloga ROSELY RIBEIRO, aos 55 anos, vítima de um câncer, no Hospital Metropolitano em SÃO PAULO. Desenvolveu a vocação em se dedicar aos portadores do autismo e o fez durante um longo tempo. Por mais de 20 anos, ela atuou junto à Fundação de Apoio e Desenvolvimento dos Autistas (FADA), que estimula crianças, jovens e adultos autistas no desenvolvimento de suas habilidades físicas e emocionais. A dedicação diária lhe rendeu bons amigos e muita experiência. Nascida em SÃO PAULO em 11 de maio de 1955, era filha de HAMILTON RIBEIRO e HELENA RIBEIRO. Viveu na MÓOCA, zona leste de SÃO PAULO e estudou na escola estadual MMDC, tradicional no bairro. O nível universitário em Psicologia foi concluído na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Segundo o irmão, HAMILTON RIBEIRO FILHO, que é médico e mora nos ESTADOS UNIDOS, ela começou suas atividades profissionais em uma organização que trabalhava com crianças deficientes e passou a ser responsável por alunos na área educacional e de psicologia aplicada. Sem filhos, se preocupava com o bem-estar das crianças da FADA. “Ela se dedicava muito a esse trabalho. Antes de sair de casa já resolvia pendências pelo telefone. Era muito amiga da diretora LÚCIA, que a ajudou durante o tratamento médico. Minha irmã ficou hospedada na casa dela para ter mais facilidade no acesso ao hospital”, recorda o irmão. ROSELY também tinha um lado empreendedor e administrava um salão de cabeleireiro no BUTANTÃ, na zona oeste da capital. Também dedicava seu tempo às atividades na Igreja Pentecostal Comunidade da Graça.  

Segundo os médicos que investigam a causa da morte de ANDY IRONS, o surfista três vezes campeão do mundo pode ter sofrido overdose de medicamentos. O americano, que teria tomado remédios para curar dengue, foi encontrado morto em um quarto de hotel em DALLAS, nos ESTADOS UNIDOS, ao lado de várias cápsulas de metadona – substância que tem efeito similar ao da morfina.

A iraniana SAKINEH MAHAMMADI ASHTIANI, cuja sentença de morte por apedrejamento foi substituída por enforcamento, não foi executada hoje, como se previa. Mas o Comitê Internacional contra o Apedrejamento diz que o risco iminente se mantém. “É o resultado de um clamor público o fato de ela estar viva”, afirmou a ONG. Feministas fizeram processo em frente à embaixada do IRAQUE na UCRÂNIA.

Morreu GEROG STRAKA, contrabaixista da Filarmônica de VIENA. Ele tinha 41 anos e se acidentou quando tentava escalar o MONTE FUJI, no JAPÃO, país no qual a orquestra realiza atualmente uma turnê.

O compositor norte-americano JERRY BOCK, autor de temas famosos da BROADWAY, morreu nesta manhã, aos 81 anos, em um hospital de NOVA YORK. A informação foi divulgada por RICHARD M. TICKTIN, advogado de BOCK e amigo da família. Segundo ele, o autor morreu em decorrência de insuficiência cardíaca. Ao longo de sua carreira, ele compôs canções de grande sucesso em musicais norte-americanos, como VIOLINISTA NO TELHADO e FIORELO. No dia 24 de outubro, outro dos criadores do “VIOLINISTA”, JOSEPH STEIN, também morreu. A obra conquistou o TONY em 1965 e BOCK ainda foi indicado para o mesmo prêmio em 1967 e 1971 com outras produções.

Depois de decretar por 48 horas o fechamento dos correios e de todos os serviços de entregas internacionais que funcionam na GRÉCIA, a polícia passou o dia revistando milhares de pacotes depositados nesses locais. Até hoje, autoridades gregas, alemãs e italianas haviam encontrado 13 embrulhos com explosivos de pequeno potencial destrutivo enviados a 8 embaixadas em ATENAS e 3 líderes europeus. Um dos artefatos chegou ao gabinete da chanceler alemã, ÂNGELA MERKEL. Nesta noite, o aeroporto da  cidade escocesa de GLASGOW foi fechado por causa de um pacote suspeito. Representantes de BERLIM e ATENAS declararam hoje que apóiam num esforço da EUROPA no sentido de endurecer os procedimentos de inspeção de pacotes enviados por correios ou empresas particulares.

Com muitos vitoriosos e poucos derrotados, o TEA PARTY destacou-se como o grande “personagem” das eleições americanas e emerge como uma nova força no Congresso e em governos de alguns Estados dos EUA. Apesar das críticas de que esta facção mais conservadora do PARTIDO REPUBLICANO não tem organização, seus líderes prometiam hoje transformar WASHINGTON, combatendo o déficit, os altos impostos e os gastos governamentais. 

3 DE NOVEMBRO DE 2011       :        -     QUINTA-FEIRA
Nosso esforço na realização da missa de FINADOS no Monumento Mausoléu foi gratificado com o carinho com que pessoas associadas e não associadas ao MMDC compareceram. Mas, apesar de tudo, ainda é pouco. Pela dimensão do número dos veteranos que lá estão na última morada, cerca de 797 nomes, os familiares desses verdadeiros heróis deveriam dar mais valor aos seus descendentes da Revolução de 1932. Acreditamos que os 80 Anos do Movimento Constitucionalista irá colaborar muito com isso. 
Saio de casa depois das 11:30 horas. Um vento gelado atrapalha a movimentação até a cidade de São Paulo. Chego à Sociedade depois das 13 horas. Há um período de certa tranqüilidade, muito embora tenhamos de desenvolver uma certa atividade com relação à semana que vem. Teremos no dia 8 de novembro três eventos: hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal, reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial e Passagem de Comando do Policiamento de Choque. No dia 10 haverá entrega de medalhas na Corregedoria da PMESP.
Sai hoje a edição número 10 do jornal eletrônico de outubro, editado pela dupla dinâmica MARKUS e CAMILA. Está muito bem estruturado o nosso 32 EM MOVIMENTO, um dos baluartes da Sociedade.

Carissimos amigos!
Saudações Constitucionalistas!
Encaminho-vos em anexo formato PDF para vosso conhecimento a décima edição do Jornal digital 32 EM MOVIMENTO, mês de Outubro de 2011, órgão de divulgação da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC que neste número em particular apresenta matéria sobre a inauguração do Monumento aos Veteranos de 32 de Itapetininga, ocorrida a 3 de outubro passado na sede do 22BPM/I, e a conclusão da matéria sobre o nosso veteranissimo de Itapetininga, o quase centenário FRANCISCO VIEIRA TRINDADE.
Uma vez mais os agradecimentos sinceros e efusivos do Núcleo Paulistas de Itapetininga! Às Armas!! pela vossa ajuda, carinho e atenção aos trabalhos que juntos desenvolvemos na preservação da memória e dos feitos de nossos veteranos de 32.
Enorme abraço e no contato
prof. Jefferson Biajone
Nov 3, 2011 às 08h51

Estimadissima CAMILA
Acabei de receber a ultima edição de 32 EM MOVIMENTO e em nome de toda Itapetininga, dos seus veteranos e de meus companheiros de Núcleo, expresso aqui o meu mais significativo agradecimento pelo excelente divulgação realizada de nossos trabalhos relativos à inauguração. Teço identicos comentários com relação ao que foi divulgação com relação ao nascente Núcleo de Piracicaba, na pessoa do meu amicissimo JOÃO EGYDIO, o qual gostaria por favor que incluísse o email dele na listagem dos que recebem o referido jornal, definitiva e inquestionavelmente, um de nossos orgulhos da Sociedade.
Com relação ao nosso amigo MARKUS, por favor, encaminhe-me o nome COMPLETO dele que desejo fazer questão de agraciá-lo também com o diploma de Honra ao Mérito Cap Francisco Fabiano Alves, porquanto ao seu lado, ele também tem prestado relevantes serviços prestados ao Núcleo PAULISTAS DE ITAPETININGA! AS ARMAS!!
Enorme abraço do amigo e companheiro de jornada constitucionalista
BIAJONE
Nov 3, 2011 às 08h29

Estimados amigos e colaboradores,
Boa Noite!
Podemos dizer que Outubro foi um mês fantástico, com muitos eventos e surpresas agradáveis!
Fizemos história, conquistamos cada vez mais espaço, admiradores e parcerias!
O número de contribuições aumentou consideravelmente, e vamos distribuir para as próximas edições onde poderemos contar com matérias agradáveis e pertinentes, que façam o Jornal cada vez melhor!
Pedimos a compreensão pela demora de sair a edição, mas queremos proporcionar algo de qualidade para os leitores.
Adequamos a data também para que possamos cobrir os acontecimentos durante todo o mês.
Pedimos a gentileza aos colaboradores que enviem as matérias em documento do word ou pdf (sem proteção) e as imagens em alta resolução, para que possamos editar com mais agilidade, pois não publicamos algumas matérias já que tivemos problemas com alguns textos. Qualquer dúvida, contatar.
Esperamos que apreciem mais esta edição, que como sempre é feita com todo o carinho e a paixão entusiasta de 32!
A 10a Edição do 32 em Movimento já se encontra no site: www.sociedademmdc.com.br e segue anexo em pdf.
Muito obrigada a todos!
Boa leitura!
Beijos!
Camila Giudice e Markus Runk
Diretora de Comunicação Social e Diretor de Cerimonial
Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
11 3105-8541
www.sociedademmdc.com.br
www.twitter.com/MMDC32

Prezado CEL VENTURA
segue anexo a PRIMEIRISSIMA entrevista concedida pelo nosso amigo EGYDIO á PIRACICABA sobre o núcleo recém criado.
PARABÉNS! a Sociedade está avançando a passos firmes e cadenciados no interior bravo de são paulo.
Haveremos de vencer, ITAPIRA em breve também dará seus frutos
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
Nov 3, 2011 às 17h55
PS as medalhas GOV PEDRO DE TOLEDO chegaram a Itapetininga e começarão a ser distribuídas pelo insigne TC PM RAUL GALINDO, cmt 22BPM/I a todos os agraciados. O prefeito recebeu a dele hoje, agora há pouco.
Em qui, 3/11/11, EGYDIO JOAO TISIANI escreveu:
De: EGYDIO JOAO TISIANI
Assunto: Fwd: Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba - perguntas
Para: "Prof.JBiajone"
Data: Quinta-feira, 3 de Novembro de 2011, 17:13
Saudações Revolucionárias!
Caríssimo amigo e "irmão" Prof. BIAJONE, encaminho-lhe, em anexo, entrevista que concedi, hoje, ao Jornal "A Tribuna de Piracicaba" através do envio de PAUTA para respostas pelo conceituado jornalista piracicabano Sr Erick Tedesco Gimenes. Aguardo publicação, talvez, no sábado próximo vindouro e, publicada lhe contato.
Foram perguntas capciosas, respondi dentro do contexto que entendo; espero não ter feito nenhuma "caca".
Disse-lhe que sou uma pessoa simples, de pouca cultura secular, no entanto um autodidata dedicado, Mas, com o tempo e a experiência neste assunto prometo-lhe que vou me aprimorar.
Enviei, também, documentos ref ao meu filho Vitor para a Sociedade Veteranos de 32/MMDC visando sua aprovação como novo Sócio através do Registrado dos Correios RM997254460BR
COESÃO E DISCIPLINA
Abraços,
EGYDIO
0317:15OUT2011
De: EGYDIO JOAO TISIANI
Data: 3 de novembro de 2011 16:47
Assunto: Re: Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba - perguntas
Para: tedesco@tribunatp.com.br
Boa tarde, Sr. Erick Tedesco
Estou enviando-lhe, em anexo, respostas às questões a mim formuladas na PAUTA objetivando divulgação da criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA VOLUNTÁRIOS PAULISTAS DE PIRACICABA através de publicação em edição deste respeitado Jornal.
Peço-lhe, por favor, que me informe quando da publicação da matéria em tela - o dia, o nº da Edição - para que eu possa adquirir alguns exemplares, escaneá-lo (1 exemplar) na página onde consta a entrevista e enviá-lo à Sociedade dos Veteranos de 32 - MMDC para a publicação tanto naquele site como no Jornal Eletrônico 32 EM MOVIMENTO em que terá destacada, também, a propaganda do seu Jornal "A TRIBUNA DE PIRACICABA".
Espero que tenha respondido satisfatoriamente suas inteligentes perguntas e que, também, os seus leitores possam se agradar e tirar proveito da mesma.
Um enorme abraço e no contato,
Egydio João Tisiani
0314:50OUT2011

Prezado CEL VENTURA
segue anexo a PRIMEIRISSIMA entrevista concedida pelo nosso amigo EGYDIO á PIRACICABA sobre o núcleo recém criado.
PARABÉNS! a Sociedade está avançando a passos firmes e cadenciados no interior bravo de são paulo.
Haveremos de vencer, ITAPIRA em breve também dará seus frutos
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
Nov 3, 2011 às 17h55
PS as medalhas GOV PEDRO DE TOLEDO chegaram a Itapetininga e começarão a ser distribuídas pelo insigne TC PM RAUL GALINDO, cmt 22BPM/I a todos os agraciados. O prefeito recebeu a dele hoje, agora há pouco.
Em qui, 3/11/11, EGYDIO JOAO TISIANI escreveu:
De: EGYDIO JOAO TISIANI
Assunto: Fwd: Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba - perguntas
Para: "Prof.JBiajone"
Data: Quinta-feira, 3 de Novembro de 2011, 17:13
Saudações Revolucionárias!
Caríssimo amigo e "irmão" Prof. BIAJONE, encaminho-lhe, em anexo, entrevista que concedi, hoje, ao Jornal "A Tribuna de Piracicaba" através do envio de PAUTA para respostas pelo conceituado jornalista piracicabano Sr Erick Tedesco Gimenes. Aguardo publicação, talvez, no sábado próximo vindouro e, publicada lhe contato.
Foram perguntas capciosas, respondi dentro do contexto que entendo; espero não ter feito nenhuma "caca".
Disse-lhe que sou uma pessoa simples, de pouca cultura secular, no entanto um autodidata dedicado, Mas, com o tempo e a experiência neste assunto prometo-lhe que vou me aprimorar.
Enviei, também, documentos ref ao meu filho Vitor para a Sociedade Veteranos de 32/MMDC visando sua aprovação como novo Sócio através do Registrado dos Correios RM997254460BR
COESÃO E DISCIPLINA
Abraços,
EGYDIO
0317:15OUT2011
De: EGYDIO JOAO TISIANI
Data: 3 de novembro de 2011 16:47
Assunto: Re: Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba - perguntas
Para: tedesco@tribunatp.com.br
Boa tarde, Sr. Erick Tedesco
Estou enviando-lhe, em anexo, respostas às questões a mim formuladas na PAUTA objetivando divulgação da criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA VOLUNTÁRIOS PAULISTAS DE PIRACICABA através de publicação em edição deste respeitado Jornal.
Peço-lhe, por favor, que me informe quando da publicação da matéria em tela - o dia, o nº da Edição - para que eu possa adquirir alguns exemplares, escaneá-lo (1 exemplar) na página onde consta a entrevista e enviá-lo à Sociedade dos Veteranos de 32 - MMDC para a publicação tanto naquele site como no Jornal Eletrônico 32 EM MOVIMENTO em que terá destacada, também, a propaganda do seu Jornal "A TRIBUNA DE PIRACICABA".
Espero que tenha respondido satisfatoriamente suas inteligentes perguntas e que, também, os seus leitores possam se agradar e tirar proveito da mesma.
Um enorme abraço e no contato,
Egydio João Tisiani

Bom dia Cel VENTURA
Saudações como esta o senhor? inicialmente quero agradecer vosso último email no qual recebi vosso elogio que muito nos deixou satisfeito e levar ao vosso conhecimento que estou pouco fora do ar por estar trabalhando na publicação de um livro que conterá a história de cap Fabiano, cb Durvalino, vet Victorio Nalesso e outras histórias.
Com relação ao contato do amigo marciocarlosmc@hotmail.com acabei de escrever para ele porquanto não tenho LINKDIN e dai não tive como receber a mensagem dele.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
nov 3, 2011

Meu amicissimo irmão de guerra EGYDIO
A macarronada realmente tocou fundo em meu coração e meu estomago pois sou ITALIANISSIMO de raizes tambem my friend!
Por favor, nao se preocupe com procurações OU algo do genero.
Vosso diploma me pode ser passado TRANQUILAMENTE via mão a mão pelo nosso presidentissimo CEL VENTURA sem necessidades de documentos senão o carinho e a consideração que nós associados nutrimos uns pelos outros. Despreocupe-se caso efetivamente vc não possa ir em dezembro receber.
Excelente noticia de nosso filho se tornar socio. É seguir em frente, precisamos de SOLDADOS e SOLDADOS COMBATENTES como você! e ele certamente o será.
Vc deve ter visto nessa edição de 32 em movimento seu nome na relação de novos associados. Guarde esse jornal, é documento comprobatório, histórico e imporante, além da carteirinha que já possui.
Agora meu amigo prepare um texto para ser enviado para CAMILA a dedicada redatora de nosso brioso 32 EM MOVIMENTO.
Vc tem ate o dia 20 de novembro para enviar para ela. Quero muito ver um texto de PIRACICABA em nosso brioso 32 EM MOVIMENTO e agora EGYDIO é a vossa hora!
O email da camila para envio do artigo é camilagiudice@gmail.com
Mande o texto em formato .DOC (sem senha e sem a extensão X no final, fonte TIMES NEW ROMAN 12, se for mais de uma lauda, ela publica parte em novembro e parte em dezembro) e indique a ela a pagina do vosso BLOG onde ela pode capturar as fotos que deseja que sejam publicadas no jornal. Não há pressa, vc tem uns quinze dias ainda.
Enorme abraço
BIAJONE
Nov 3, 2011 às 10h28

PAUTA DAS PERGUNTAS FEITAS PELA TRIBUNA PIRACICABANA AO PRESIDENTE DO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE PIRACICABA, EGYDIO TISIANI.
 A Tribuna Piracicabana - Qual o objetivo do Núcleo? E qual a contribuição deste grupo para a História do Brasil?
O Núcleo de Correspondência “Voluntários Paulistas de Piracicaba”, trata-se de uma extensão da SOCIEDADE VETERANOS DE 32/MMDC que fundada foi em 07 de Julho de 1954, com personalidade jurídica de Associação Civil, sem fins lucrativos, com propósitos cívicos e patrióticos junto à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, sediada em São Paulo, Capital, e, como o próprio nome diz, sendo, pois, de correspondência objetiva “pesquisar fatos relativos à memória e os feitos de veteranos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932, sejam eles nascidos em Piracicaba ou que neste município vieram a residir, estando eles em vida ou já falecidos, de forma a gerar informações e difundir conhecimento” e desta forma estará contribuindo historicamente não só para o povo paulista mas, também, para todos os brasileiros.
A Tribuna Piracicabana - Quem pode se integrar ao Núcleo?
Para cumprir a sua missão, “Voluntários Paulistas de Piracicaba” é núcleo composto exclusivamente de sócios-correspondentes da Sociedade dos Veteranos de 32 32 – MMDC, ou seja, toda pessoa interessada em integrar o Núcleo, primeiramente, deve se tornar Sócio, para isso deve preencher um Formulário específico com Proposta postando em carta simples dirigida à Sociedade Veteranos de 32 – MMDC na Rua Anita Garibaldi, 25 – Centro – SP – CEP 01018-020, junto com 02 fotos 3x4, mais 01 cópia simples do R.G. e, recebidos os documentos, uma carteirinha de sócio será gerada e enviada por correio ao novo sócio junto com 01 boleto bancário para o pagamento da anuidade no valor de 150 reais, a qual poderá ser parcelada, mais a taxa de matrícula de 10 reais (total: 160 reais) e, devidamente associado, estes realizam e publicam pesquisas acerca de histórias de vida de veteranos de Piracicaba, tanto no principal veículo de divulgação da Sociedade, o jornal 32 em Movimento, quanto em jornais locais, revistas, hipertexto e/ou em livros.
 A Tribuna Piracicabana - Qual é o envolvimento do senhor com a Rev. de 32?
 Primeiramente, todos nós paulistas estamos diretamente envolvidos, pois, tratou-se de uma luta pela legalidade constitucional contra o governo revolucionário instalado por Getúlio Vargas e as forças políticas representadas pela Aliança Liberal e o Tenentismo que subjugavam e humilhavam o Estado de São Paulo e, sob as bandeiras do civismo e do constitucionalismo todo povo paulista se uniu neste maior movimento armado já registrado em território brasileiro.
No meu caso específico, além da minha gratidão e admiração pelos feitos heróicos dos nossos veteranos, tenho o prazer de ser neto de um dos Heróis dessa EPOPÉIA DE 32 - o Capitão da Força Pública do Estado de São Paulo JOÃO RODRIGUES GONÇALVES que participou ativamente no front da batalha, foi na graduação de 3º Sargento e voltou promovido pelo seu desempenho e suas atitudes heróicas no posto de 2º Tenente. Deste seu nobre gesto elaborei um trabalho literário (biografia) sobre o mesmo e que após investigada e comprovada a veracidade do conteúdo da sua heróica trajetória teve sua publicação na Revista “A Força Policial” sob nº 64.
E, a partir deste estudo em que objetivei deixar o eminente legado do meu saudoso avô às futuras gerações civis e militares na perpetuação da sua colaboração na Revolução de 32, dedico, atualmente, meu tempo a pesquisar e divulgar os bravos feitos de tantos outros heróis de Piracicaba e região.
A Tribuna Piracicabana - Que tipo de material relacionado à revolução o grupo já possui? Quais ítens são requsitados e raros?
O material que o Núcleo-Piracicaba possui relativo à Revolução de 32 é na sua maioria obtido em nível de pesquisa pela internet, visitação ao Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Bibliotecas, publicações nos jornais piracicabanos, contato com outros Núcleos, no site e no jornal 32 em Movimento da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e, doravante, pretendemos elaborar uma lista dos nossos pracinhas piracicabanos vivos para entrevistá-los e, se já falecido, suas viúvas e familiares para registrar seus depoimentos e difundi-los, bem como participarmos dos próximos eventos na cidade alusivos à esta comemoração cívica e homenagens aos nossos heróis constitucionalistas.
Esperamos que com a divulgação deste Núcleo e seus objetivos através da credibilidade, importância e da enorme circulação do egrégio jornal “A Tribuna de Piracicaba” aumente, ainda mais, o número de membros no blog http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com e sua participação fornecendo-nos matérias relacionadas ao assunto, deixando seus comentários, fornecendo-nos o nome e/ou endereço de pessoas que sejam parentes ou conhecidos próximos dos ex-combatentes que tenham suas histórias analisadas para serem postadas no blog ou em fazendo através do e-mail:  e.jtisiani@ig.com.br
 A Tribuna Piracicabana - O senhor acha que falta interesse do governo estadual em apoiar iniciativas como o Núcleo?
O Núcleo, como já frisei, é uma extensão da Sociedade Veteranos de 32/MMDC que tem seus propósitos cívicos, patrióticos e de Assistência Médica, Auxílio Funeral e Assistência junto à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, quanto ao auxílio-pensão da Lei 1890/78 e pelo art. 57, II da CESP aos veteranos e às viúvas de veteranos, mas nota-se que todos nós da Associação que trabalhamos sem fins lucrativos, o fazemos por mero apreço e dedicação ao que nos propusemos bem realizar e difundir de acordo com o exposto acima, dispondo, quase que exclusivamente, das nossas próprias custas na elaboração de todas as matérias e/ou trabalhos pertinentes, manutenção de benfeitorias no prédio da Sede da Sociedade bem como nos Núcleos situados na Capital e Interior, gratificações aos funcionários voluntários de limpeza e alguns serviços no auxílio administrativo, publicidades, sem dizer nos parcos salários pagos pelo Governo aos ex-combatentes e às suas pensionistas.
Bem, em resumo, acredito que um pouco mais de esforço, interesse e incentivo do governo estadual neste sentido seria muito bem vindo e os Núcleos que estão sendo criados, mormente, no Interior do Estado cresceriam tanto em número quanto em qualidade na prestação dos seus serviços em prol da divulgação e firmar a real importância da Revolução Constitucionalista de 32 às futuras gerações. 
A Tribuna Piracicabana - Existem muitas teorias e histórias sobre a Rev. de 32. Por favor, conte-nos o que é verdade e o que é apenas mito.
As principais teorias quanto ao que é verdade ou mito resumem-se a duas perguntas:
1. Os acontecimentos de 1932 refletiram tão somente às uniões da burguesia paulista em confronto com o Governo Federal?
2. Qual foi o papel da grande massa da população trabalhadora?
Aqui, cabe-nos rever alguns pontos da real história.
Das aspirações sociais representadas pelo tenentismo, porta voz do “povo” com promessas de mudanças garantidas por uma legislação social contra a dominação das oligarquias, no entanto, usando de repressão aos movimentos de trabalhadores incutidos pela crise econômica e, por outro lado os políticos oligárquicos que esperavam obter o comando político do Estado fizeram com que Getúlio nomeasse vários Interventores Estaduais, mas a estabilidade política não foi garantida e com a advinda união da burguesia paulista na campanha contra o Governo Provisório na convocação de uma Constituinte, o PRP, ciente de que sua participação no poder dependia da reconstitucionalização, fazendeiros e burgueses arruinados pela crise econômica, militares humilhados da Força Pública passam ao ideal para uma única palavra de ordem: “contra os males da República Provisória só um remédio, as armas”.
Em maio, depois da morte de quatro manifestantes – Miragaia, Martins, Drausio e Camargo – o emérito MMDC – em conflito na sede da Legião Revolucionária, a tensão política chega ao ponto culminante e com a Frente Única PRP/PD conseguindo o apoio do Interventor Pedro de Toledo são depostas as autoridades de confiança de Getúlio em São Paulo, daí desencadeia-se a Revolução Constitucionalista em 9 de julho.
Apesar de toda união e resignação de todo povo paulista, o Estado não tinha condições militares para enfrentar as forças do governo federal nesta luta desigual de forças de “todos os estados contra um” ou de Davi contra Golias e assim ocasionou-se o fim das hostilidades.
Para a história, ficam os registros das disputas pela memória daqueles acontecimentos e seu significado, em que só o número de mortos do lado constitucionalista chegou a 830 soldados.
E a grande verdade que marca este episódio é o fato de não existir registros em nossa história de outro movimento revolucionário cuja comemoração do evento e o culto aos heróis sejam tradicionalmente realizados pelos vencidos, e não pelos vencedores da guerra.
Apesar da perda militar, vencemos na política com a convocação da tão almejada Assembléia Constituinte dois anos após a cessação do conflito.
A Tribuna Piracicabana - A partir da criação do Núcleo, quais fatos ganharam nova luz e o que de novo surgiu a partir de pesquisas e correspondências
Muitos fatos ganharam notoriedade e entre eles posso citar o número elevado, em poucos dias da sua inauguração (22/10/2011), de visitas ao blog, muitos e-mails que venho recebendo no sentido de informação sobre como participar do Núcleo, fatos estes, que me deixaram até surpreso, pois, não imaginava o grande interesse da população, em particular, do piracicabano pela história e sua tradição na luta em defesa da legalidade formando a partir de 16 de julho de 1932 o 1º Batalhão de Voluntários Piracicabanos que partiram para engrossar o contingente de combatentes paulistas, daí a idéia do título do blog “Voluntários de Piracicaba”.
A partir destas pesquisas e correspondências surgiram mais adeptos que incentivados e interessados ficaram a participarem com comentários, postagens de matérias pertinentes e até proposições visando abertura de novos Núcleos semelhantes em outras cidades sem falar no reconhecimento através de elogios que tenho recebido do ilustre Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC - Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA – em nome da Diretoria, do Conselho e do COFAM (Comissão dos Familiares dos Heróis de 32) bem como do presidente do Núcleo co-irmão de Itapetininga-SP Professor JEFFERSON BIAJONE e, sobretudo, a satisfação em poder participar da divulgação deste movimento ímpar na nossa história.
Agradeço, desde já, em meu nome, do Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba (NCVPP) e da Sociedade dos Veteranos de 32 – MMDC ao Jornal “A TRIBUNA DE PIRACICABA” e ao seu jornalista Sr. Erick Tedesco pela oportunidade de poder realizar a explanação supramencionada bem como a consolidação da sua publicação em futura edição.
Piracicaba, 03 de novembro de 2011
EGYDIO JOÃO TISIANI
(Presidente do Núcleo Voluntários Paulistas de Piracicaba e 2º Ten Res PM)

A Polícia Civil deflagrou hoje a OPERAÇÃO CAVALO DE AÇO, visando o combate ao comércio ilegal de peças de motocicleta, e fechou oito lojas no centro de SÃO PAULO. Foram necessários dois caminhões para retirar quase quatro mil peças apreendidas, no que a polícia batizou de “condomínio do crime”, um edifício localizado na Rua GUAIANAES. Quatro pessoas foram presas em flagrante. O delegado MARCELO BIANCHI revelou que o serviço de inteligência do DEIC já detectou que os criminosos têm levado motos roubadas e furtadas para cidades da região metropolitana de SÃO PAULO. “A repressão na região central, conhecida como boca das motos, está aumentando e isso obriga o crime a mudar”, disse o delegado.

O ex-presidente LULA descansou hoje em seu apartamento em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Segundo alguns sindicalistas amigos do ex-presidente, dona MARISA fez um pedido para as visitas não acontecerem pelo menos até o fim da sessão de quimioterapia, no sábado. Apesar das recomendações médicas para falar pouco, LULA telefonou hoje para o ministro da Secretaria-Geral, GILBERTO CARVALHO, e reclamou do resultado do índice de Desenvolvimento Humano, da ONU, em que o BRASIL subiu uma posição, mas ainda tem elevado grau de desigualdade social. De acordo com CARVALHO, LULA contestou a metodologia utilizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. MARTA SUPLICY também conversou com LULA por telefone. Segundo a senadora, ele está “com a voz ótima, falando com força”. Ele disse a ela que pretende ir ao Instituto LULA na semana que vem.

NOVAK DJOKOVIC jogou hoje, pela segunda rodada do ATP DA BASILÉIA, na SUÍÇA, o tênis que o levou à condição de número um do mundo, tendo vencido três dos quatro GRAND SLAMS de 2011. O sérvio passou por cima do polonês LUKASZ KUBOT, jogador que saiu do torneio classificatório, com uma contundente vitória por 2 sets a 0. DJOKOVIC vai enfrentar no dia 4 de novembro o cipriota MARCOS BAGHDATIS, um antigo freguês. Os dois já se enfrentaram cinco vezes, com cinco vitórias de DJOKOVIC. O norte-americano ANDY RODDICK, que faz uma temporada muito ruim, venceu hoje o checo RADEK STEPANEK. Amanhã ele vai enfrentar o suíço ROGER FEDERER, de que é freguês há muito tempo.

Do ponto de vista estritamente técnico, a operação foi exemplar. Em apenas uma madrugada, na virada de segunda, dia 31 de outubro, para terça-feira, dia 1º de novembro, um casarão branco de dois andares no número 91 da Avenida PAULISTA foi totalmente demolido, colocado no chão em poucas horas, sem chamar a atenção. A rapidez da demolição foi conseqüência da pressão de moradores e entidades de preservação do patrimônio, que tentavam evitar a destruição. Não deu tempo de impedir. Agora há apenas cinco mansões históricas em pé na PAULISTA. O local agora deverá servir de entrada para mais uma torre comercial – de 10 andares e 40 salas comerciais. “Sua empresa no principal centro financeiro do BRASIL”, diz o anúncio da empresa, que já tem estande de vendas na região. “Fizeram tudo isso na calada da noite para ninguém ver, é um absurdo que nos deixa estarrecidos”, diz JORGE EDUARDO RUBIES, presidente da ONG PRESERVA SÃO PAULO. Em agosto, a entidade entrou com pedido de abertura de processo de tombamento do casarão, conhecido como residência DINA BRANDI BIANCHI, no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (CONPRESP). Até agora, o pedido não havia sido votado – ou seja, não havia restrições para a construtora demolir o imóvel. Caso o CONPRESP tivesse aberto o processo, o local ficaria “congelado” até uma decisão com relação à importância do casarão. “Isso mostra a inércia do CONPRESP”, diz RUBIES. Nas últimas três décadas, a PAULISTA perdeu pelo menos 30 casarões, símbolos da alta burguesia cafeeira, quando a via ainda era bucólica, cruzada por bondes camarões da LIGHT. “As construtoras não se importam com o patrimônio. Por exemplo, tem uma área livre na esquina com a Alameda JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA: demoliram um casarão há 30 anos e até hoje não tem nada, tem um estacionamento. Por que não fazem um prédio lá, em vez de destruir mais um imóvel?”.  

Em janeiro de 2008, a Prefeitura do RIO DE JANEIRO resolveu homenagear torcedores ilustres dos quatro principais clubes da cidade. Pelo FLUMINENSE, houve praticamente uma unanimidade na escolha de ARMANDO GIESTA, um dos fundadores da maior torcida organizada do time, a YOUNG FLU. Ele teve o nome cravado em uma placa de 1:80 metro por 60 centímetros no Hall do Torcedor, localizado no MARACANÃ. Nada mais justo para quem participou da campanha pela construção do mesmo estádio, inaugurado em 1950 para a COPA DO MUNDO. Com a geral e a arquibancada erguidas, acompanhou todos os passos da seleção brasileira na competição, até a fatídica final contra o URUGUAI. Ele estava atrás do gol de BARBOSA e viu de perto o jogador uruguaio GHIGGIA fazer 2 a 1 contra a equipe canarinho, calando o MARACANÃ lotado com 200 mil torcedores. GIESTA nasceu em VALENÇA, município localizado no estado fluminense, em 1928. O seu time preferido era aquele que conquistou cinco campeonatos em seis anos entre 1936 e 1941, com BATATAIS, MACHADO, RENGANESCHI, BRANT, ROMEU, TIM, RUSSO, HÉRCULES e PEDRO AMORIM, entre outros jogadores. Fundou a torcida em 1970 e era considerado uma pessoa influente nas reuniões e decisões da organizada até os seus últimos dias. Lutava por um FLUMINENSE melhor e participava ativamente das eleições presidenciais nas LARANJEIRAS. Morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, de causa não divulgada. O FLUMINENSE prometeu homenageá-lo neste final de semana, durante a rodada do Campeonato Brasileiro.

Surtiu efeito a pressão pública do presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, e da chanceler da ALEMANHA, ANGELA MERKEL, às margens da cúpula do G-20. Em pronunciamento feito ao Parlamento hoje, em ATENAS, o primeiro-ministro da GRÉCIA, GEORGE PAPANDREOU, anunciou um acordo de princípio para abandonar o referendo sobre o pacote de socorro de 130 bilhões de euros, aprovado em BRUXELAS em 27 de outubro. Em lugar da consulta popular, uma votação no Legislativo vai confirmar o auxilio. A decisão foi o apogeu de um novo dia de tensão entre líderes da UNIÃO EUROPÉIA, reunidos em CANNES, e a administração grega. A insatisfação havia aumentado ao longo da madrugada, após o pronunciamento feito em CANNES por SARKOZY e MERKEL, no qual deram um ultimato à GRÉCIA: aceitar o pacote e ficar, ou abandonar a zona do euro. Nas primeiras horas da manhã, PAPANDREOU enfrentou a rebelião dos principais nomes de seu gabinete, entre os quais o ministro da Economia, EVANGELOS VENIZELOS, contrários ao referendo. Ao mesmo tempo, surgiu a informação de que o Movimento Socialista Pan-Helênico (PASOK) teria perdido a maioria, inviabilizando o governo de PAPANDREOU. A bancada do governo estaria com menos de 152 parlamentares – do total de 300. A crise política provocou então uma reunião de urgência do gabinete. 

2 012     :     -     SÁBADO
Tenho tempo de ler muita coisa nesta manhã. Faço uma viagem pelas minhas memórias e vejo os diversos momentos das missas de FINADOS no Monumento Mausoléu. De uma maneira geral, chego a conclusão que os familiares dos heróis de 32 não dão o devido valor para esse cemitério onde hoje estão 801 restos mortais de veteranos. Ontem, podia-se contar nos dedos as famílias daqueles que lá estão. O PADRE JUAREZ DE CASTRO foi a grande figura deste ano em FINADOS. Ele atraiu muita gente para o Obelisco. Caso ficássemos concentrados em nossos associados a missa seria um fracasso. Não entendo como é que os familiares não respeitam a memória de seus heróis.
Recebo uma mensagem de MARIANO TAGLIANETTI, de CURITIBA:
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
Leio notícias que traduzem a criminalidade latente que ora preocupa a sociedade bandeirante. PCC sigla que identifica a origem da intranquilidade vivenciada no ESTADO que contribui para a União mais que qualquer outro, e que dela não recebe em contrapartida tratamento a altura. A raiz direta consequente desse estado caótico reside nas mazelas estruturais do sistema penitenciário que facultam excessivas liberalidades  que favorecem a degeneração do presidiário ao invés de recuperá-lo para o convívio social, por ele transgredido. De nada adiantarão medidas paliativas bombasticamente veiculadas pela mídia. O sistema penitenciário brasileiro está podre é preciso reestruturá-lo, eliminando-se todo e qualquer resquício de corrupção principalmente do pessoal que atua na carceragem... Uma solução radical se impõe. Uma nova política penitenciária levando a efeito rigorosa triagem com regulamento severo deve vigir, todavia esse corpo ao qual o Estado confia a recuperação do apenado deverá ser remunerado condignamente para não se corromper. Entretanto, isso somente será possível eliminando-se a "ditadura da corrupção", instaurada pelo lulismo, porque ela substantivará verbas para esse desiderato. Tudo mais não passará de inconsequencia...
Como sempre recebe meu apreço, consignando que em espírito estive presente à missa MMDC, homenageando em meu recôndito todos que tombaram por um ideal que está vivo , Mariano.

03/11/2012 16:52
Por falta de combustível, Vettel é desclassificado e larga na última posição no GP de Abu Dhabi : Depois de quase cinco horas, Sebastian Vettel foi punido pelos comissários desportivos e perdeu o terceiro lugar que conquistou na pista na tomada de tempos em Abu Dhabi, neste sábado. Carro do alemão não tinha no tanque a quantidade mínima de combustível determinada pelo regulamento
Warm Up RENAN DO COUTO, de São Paulo
► As imagens deste sábado do treino classificatório da F1 em Abu Dhabi
Apesar de ter acontecido sem interrupções, a sessão de classificação para o GP de Abu Dhabi, que viu a
pole de Lewis Hamilton, demorou bastante para chegar ao fim. Ou melhor, a homologação do resultado do treino. Os comissários desportivos demoraram quase cinco horas para definir que Sebastian Vettel e a Red Bull deveriam ser punidos por uma irregularidade cometida após o esgotamento do tempo regulamentar da tomada de tempos nos Emirados Árabes Unidos. O piloto alemão, que terminou o Q3 na terceira colocação, parou na pista em sua volta de desaceleração, orientado por seus engenheiros. O motivo? Falta de combustível. O tanque de seu carro continha apenas 850 ml, menos do que o um litro exigido pelo regulamento. Com isso, o RB8 foi reprovado na verificação técnica da FIA, e Vettel acabou desclassificado do treino oficial. A demorada decisão dos comissários, publicada por volta das 22h45 locais (16h45 de Brasília), coloca o líder do Mundial de F1 na 24ª e última posição do grid de largada. Vice-líder e principal adversário na briga pelo tricampeonato, Fernando Alonso começará a corrida deste domingo (4) na sexta colocação – ganhou um lugar com a penalização imposta a Vettel. De acordo com o artigo 6.6.2 do regulamento, “os competidores devem garantir que um litro de combustível pode ser retirado do carro a qualquer momento durante o evento”. Além disso, “com a exceção de casos de força maior (aceitos como tal pelos comissários do evento), se uma amostra de combustível for requerida depois de uma sessão de treinos, o carro, primeiro, deve ter sido conduzido aos boxes por sua própria força”. Em nota, a FIA informou que, analisando a telemetria do carro de Vettel e ouvindo as justificativas da equipe, “aceitou a explicação e considerou o incidente como sendo um caso de força maior. Contudo, um relatório recebido do delegado-técnico mostrou que, após a inspeção de depois da classificação, uma quantidade insuficiente de combustível foi retirada para propósitos de amostragem”. “Os comissários determinam que isso é uma infração do artigo 6.6.2 do regulamento técnico da F1 e o competidor está excluído dos resultados da classificação. O competidor, no entanto, poderá começar a corrida do fim do grid”, esclareceu o comunicado da FIA. Esta é a segunda vez que um piloto recebe tal sanção dos comissários em 2012. No GP da Espanha, Lewis Hamilton, da McLaren, cravou a pole-position na pista. Porém, não conseguiu retornar aos boxes e, por isso, foi desclassificado do treino classificatório e precisou largar da última colocação. Na corrida, conseguiu se recuperar para terminar em oitavo lugar. Pastor Maldonado, que herdou a pole, venceu a quinta etapa do campeonato.
NEYMAR levou apenas 11 minutos para marcar seu primeiro gol contra o CRUZEIRO. Até o caminho do segundo gol, aos 36 minutos, ele poderia ter marcado seguramente mais dois. Estava fácil demais, como no terceiro dele, aos 37 do segundo tempo. Ao final do jogo, o INDEPENDÊNCIA, em BELO HORIZONTE, se curvou a um gênio. Aplaudido pela torcida adversária após os 4 a 0, NEYMAR disse que foi um dos dias mais felizes de sua vida. “Estou emocionado, com vontade de chorar, o que a torcida fez aqui para mim”. Se mantiver esse ritmo alucinante até o fim do BRASILEIRO, estará pulverizada uma marca que parecia imbatível desde 1983: o número de gols marcados por um jogador do SANTOS numa única temporada (claro, depois que PELÉ parou de jogar). Com os três gols marcados em cima do CRUZEIRO, um massacre, NEYMAR chega a 41 gols no ano jogando pelo SANTOS, quatro a menos que SERGINHO CHULAPA, o dono do recorde de 1983. A sorte do ex-atacante:faltam apenas quatro jogos até o fim do Campeonato Brasileiro.

Enormes, de difícil acesso e com forte vigilância, algumas favelas de SÃO PAULO tornaram-se fortalezas do PCC. A facção confia tanto em seu esquema de segurança que chegou a abrigar fugitivos do COMPLEXO DO ALEMÃO em HELIÓPOLIS, na zona sul. O “favor” feito ao COMANDO VERMELHO aconteceu a partir de novembro de 2010, quando forças de segurança tomaram o ALEMÃO, na zona norte do RIO, onde hoje há quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS). A polícia paulista investiga se os criminosos do RIO continuam escondidos na favela, que tem 16 mil casas e 41 mil moradores. A acolhida foi um pagamento de dívida. Segundo policiais, o CV já havia dado proteção no RIO a integrantes fugitivos do PCC. Além disso, a facção paulista fornece drogas ao CV. Em HELIÓPOLIS, a polícia desconfia que os fugitivos do ALEMÃO tenham entrado em ação e trabalhado na venda de drogas, sobretudo cocaína. Além de atuarem na capital, bandidos do RIO receberam abrigo na BAIXADA SANTISTA, onde também atuaram no tráfico. Em janeiro, os traficantes do COMANDO VERMELHO FABIANO ATANÁZIO DA SILVA, o FB, e LUÍS CLÁUDIO SERRAT CORREA, o CLAUDINHO CL, foram presos em CAMPOS DO JORDÃO. Eles comandavam o ALEMÃO.
Hoje, quem manda em HELIÓPOLIS, segundo policiais da região, é MARCOS PAULO VIDAL DE CASTRO, de 38 anos, o BANANA. Preso por tráfico, entre outros crimes, ele cumpre pena na Penitenciária de PRESIDENTE VENCESLAU, onde está MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA. BANANA, porém, continua controlando cada viela da favela. Esse domínio garantiu o refúgio seguro a homens do CV. A Secretaria de Segurança do RIO, no entanto, informa que desconhece que criminosos do ALEMÃO tenham se abrigado em SÃO PAULO. Com celulares, bandidos avisam BANANA sobre a movimentação da polícia. Na noite de quarta-feira, dois PMs de folga foram mortos em HELIÓPOLIS. Isso pode fazer da favela mais um dos alvos da OPERAÇÃO SATURAÇÃO, já deflagrada em PARAISÓPOLIS, no CAPÃO REDONDO e no CAMPO LIMPO. Para policiais, outra base do PCC é a Favela do JARDIM ELBA, na zona leste. A polícia tenta identificar o chefe da área. Só se sabe que seu apelido é PIRATA. “Não é comum que chefes dessas favelas morem lá. Ficariam muito expostos”, diz um delegado que pediu sigilo. Outros redutos apontados como críticos são a FAVELA ALBA, na zona sul, e a região do GLICÉRIO, no centro.

Uma carta escrita com bela caligrafia e repleta de erros de português era uma das peças que faltavam para ajudar a compreender as causas da atual tensão vivida em SÃO PAULO e o crescimento dos assassinatos neste semestre. Apreendido em PARAISÓPOLIS, na zona sul, o “salve geral” do PCC dava a “todos os irmãos de rua” as ordens que deveriam seguir a partir de 8 de agosto. O recado era claro. Dois PMs deveriam ser executados para cada integrante do PCC morto. A ação seria uma resposta “às execuções covardes feitas pela Polícia Militar”. Segundo o “salve”, caberia ao “sintonia geral da quebrada” cobrar a “morte do irmão” com a execução dos PMs “da mesma corporação” que cometesse a “covardia”. A prisão de FRANCISCO ANTÔNIO CESÁRIO DA SILVA, o PIAUÍ, em 26 de agosto, líder da facção em PARAISÓPOLIS, já havia revelado informação parecida aos homens da ROTA que o prenderam. “Vão morrer até os mamões (policiais da reserva)”, ameaçou o criminoso ao ser detido, acrescentando que ainda morreriam “dois botas (PMs)” para cada “irmão”. Como o “salve geral” confirmou, os ataques a PMs haviam sido ordenados pelas lideranças do PCC depois que mudanças na política de segurança pública, feitas pelo atual secretário ANTÔNIO FERREIRA PINTO, aumentaram a atuação dos militantes no combate à facção. Principalmente depois que os homens da ROTA passaram a ser mais atuantes. FERREIRA PINTO assumiu a pasta da Segurança em 2009, em meio a uma crise de credibilidade dos policiais civis. Escândalos impensáveis tinham sido revelados, como o envolvimento de investigadores de SUZANO com o seqüestro do enteado de MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, líder do PCC. O caso aconteceu em 2005. Policiais civis pediram 300 mil reais para soltar o jovem. MARCOLA pagou, mas avisou que “não ia ficar barato”. O achaque foi considerado um dos motivos para os ataques da facção no ano seguinte. Quando passou a comandar a segurança, FERREIRA PINTO optou por usar a Polícia Militar, corporação da qual havia sido oficial e em que mais confiava, para lidar com as informações vindas dos grampos e do serviço de inteligência do Ministério Público e da Secretaria de Administração Penitenciária. Os policiais civis seriam postos de lado.
A inteligência na investigação dos presídios tornou-se afiada e até interceptações telefônicas de crimes em andamento começaram a cair no grampo. Essas informações eram repassadas diretamente aos policiais militares, resultando em uma série de conflitos e de vítimas nas ocorrências, principalmente em supostas trocas de tiros com policiais da ROTA.
No dia 28 de maio, por exemplo, três “boinas pretas” acabaram presos em flagrante acusados de executar um homem que já estava detido. Ele tinha sido levado depois de uma ação que causou a morte de outras cinco pessoas que participavam de uma reunião perto da Favela de TIQUATIRA, na zona leste. Dois dos mortos na ação, JOSÉ ARLINDO e JÚNIOR, eram figuras importantes do PCC em CIDADE TIRADENTES, também na zona leste. Poucos dias depois, no começo do mês de junho, a direção da Penitenciária 2 de PRESIDENTE VENCESLAU apreendeu uma carta escrita por ROBERTO SORIANO, o BETINHO TIRIÇA, com nomes dos três integrantes da ROTA acusados de matar a liderança do PCC. 
Em agosto de 2011, seis acusados de roubar um caixa eletrônico em PARADA DE TAIPAS, na zona norte, já haviam sido mortos pela ROTA. Em setembro deste ano, nove pessoas morreram em VARGEM GRANDE PAULISTA, depois de a ROTA flagrar criminosos no meio de um “tribunal do crime”, em que integrantes do PCC julgavam informalmente um suposto estuprador. O secretário tentou remediar e as ações destrambelhadas dos homens da ROTA provocaram mudanças. Depois de apenas dez meses no cargo, o TENENTE-CORONEL PM SALVADOR MODESTO MADIA foi substituído pelo TENENTE-CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO, ajudante de ordens do secretário e homem de sua extrema confiança. FERREIRA queria saber de tudo que ocorria na corporação, mas já era tarde. Os criminosos também pediam sangue. Apesar da ajuda prometida na quinta-feira pelo governo federal e da possível parceria com o Estado, ainda é impossível prever os desdobramentos da violência em SÃO PAULO, já que a cabeça dos integrantes do PCC também é imprevisível. Até sexta-feira, 89 PMs já haviam sido mortos. Nos meses de setembro e outubro, os homicídios dobraram em relação ao mesmo período do ano passado. Na periferia, a população passou a temer a Polícia Militar, suspeita de executar pessoas que ficam à noite na rua em represália aos assassinatos de policiais. Diversos boatos de toque de recolher se espalharam pelos quatro cantos da Região Metropolitana. E, ao contrário do que aconteceu em 2006, os atentados passaram a ser em conta-gotas. Diferentemente daquele ano, os atuais ataques não parecem ter data para acabar.

Um suspeito foi morto por policiais da ROTA às 13:35 horas na Marginal do PINHEIROS, sentido INTERLAGOS, depois de ser perseguido. Segundo a Polícia Militar, ele resistiu à abordagem no BUTANTÃ, zona oeste, e na fuga trocou tiros com a ROTA. O homem, que não teve a identidade revelada, era procurado por tráfico e formação de quadrilha. Já a madrugada deste sábado foi violenta na capital e no ABC. Dez pessoas morreram baleadas e oito ficaram feridas. Apenas um caso teve um policial como alvo: na zona norte, um PM foi ferido em tentativa de roubo. Em SÃO BERNARDO aconteceu o caso mais violento: três homens eram perseguidos pela polícia quando começaram a atirar, segundo os policiais. Os três morreram.              

O presidente americano, BARACK OBAMA, prometeu hoje em um pronunciamento semanal no rádio reconstruir as áreas afetadas pelo furacão SANDY, que devastou a COSTA LESTE dos EUA no começo da semana. De acordo com o presidente, agências governamentais foram orientadas a agilizar a burocracia para solucionar os problemas. O mais grave deles, no momento, é a falta de energia elétrica. “Nossa principal preocupação é assegurar que as comunidades afetadas tenham tudo o que necessitam”, declarou o presidente. Nesta manhã, a luz voltou na parte sul da ilha de MANHATTAN, em NOVAYORK. Estações de metrô seguem alagadas.
O sargento americano ROBERT BALES, acusado de matar 16 civis afegãos em um massacre em março, comparecerá no dia 5 de novembro a uma audiência preliminar em um tribunal militar no Estado de WASHINGTON. Após a sessão, o juiz que cuida do caso deve decidir se BALES vai à corte marcial. Testemunhas do massacre e parentes das vítimas devem depor por meio de videoconferência em uma base americana na Província de KANDAHAR, no AFEGANISTÃO. Entre as vítimas da chacina, estão nove crianças. O crime revoltou os afegãos.

Rebeldes sírios que combatem a ditadura de BASHAR ASSAD lançaram hoje um ataque contra uma estratégica base aérea no norte da SÍRIA. A ofensiva é uma tentativa de conter os freqüentes ataques aéreos de tropas leais ao regime contra alvos rebeldes. O ataque começou um dia depois do início de uma conferência no CATAR para impulsionar politicamente a liderança Síria no exílio, distante dos rebeldes.

Um homem-bomba do TALEBAN paquistanês matou cinco pessoas em um atentado hoje em uma área tribal do PAQUISTÃO. De acordo com a polícia, o alvo do atentado era um veículo de um líder de uma milícia favorável ao governo central de CABUL. O ataque ocorreu perto de um posto de gasolina no distrito de BUNER, na Província de KHYBER PAKHTUNKHWA. O líder miliciano foi identificado como FATEH KHAN. Pouco depois do ataque, o grupo radical reivindicou a autoria do atentado por meio de um porta-voz. 

Carioca nascida em BANGU, na zona oeste do RIO DE JANEIRO, em 14 de fevereiro de 1923, CARMÉLIA ALVES é a terceira filha do casal RAIMUNDO, cearense e da baiana ADELINA. Por volta dos 17 anos, passou a se interessar por música e ficou encantada pela voz de CARMEN MIRANDA. Enquanto cursava o ginásio, participou de diversos programas de calouros, sempre incentivada pelo irmão mais velho, que a considerava uma boa cantora. A carreira artística teve início nos anos 1940, quando foi contratada por BARBOSA JÚNIOR para apresentar-se no programa “PICOLINO”, cantando músicas do repertório de CARMEN MIRANDA. Ainda na década de 1940, foi chamada para substituir uma cantora no famoso programa “CASÉ” e cantou músicas de CARMEN MIRANDA, que nesta época havia viajado definitivamente para os ESTADOS UNIDOS. Em 1941, conheceu o paulista de FRANCA, JOSÉ ANDRADE NASCIMENTO RAMOS, no COPACABANA PALACE. O artista se apresentava cantando músicas americanas, com o nome artístico de JIMMY LESTER. CARMÉLIA e JIMMY se casaram em apenas três meses e viveram juntos por 57 anos. CARMÉLIA ganhou um programa semanal e gravou o primeiro disco em 1943. Em 1952, começou a gravar baião e teve como parceiros o TRIO MELODIA e SIVUCA. Nessa época, reforçou sua carreira em direção aos ritmos regionais e ganhou o título de RAINHA DO BAIÃO. A cantora fez sucesso durante décadas e, em 1998, com a morte de JIMMY LESTER, entrou em depressão e ficou isolada pouco mais de um ano em sua casa de TERESÓPOLIS, no RIO DE JANEIRO. A partir de 1999 voltou ao trabalho, lançou CDs com turnês pelo país inteiro e participou de shows em SÃO PAULO. Desde 2010, porém, a artista vivia recolhida no RETIRO DOS ARTISTAS. CARMÉLIA ALVES morreu neste sábado, dia 3 de novembro, aos 89 anos, por falência de múltiplos órgãos. A cantora era portadora do MAL DE ALZHEIMER e estava internada havia um mês no Hospital das Clínicas de JACAREPAGUÁ, no RIO DE JANEIRO.

2 013     :    -      DOMINGO
Uma data de calmaria na vida atribulada que venho levando neste ano. Posso trabalhar sossegadamente em minha biblioteca. Recebo alguns e-mails que insiro em minhas memórias:
Ontem, mandei para a Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo uma mensagem parabenizando-a pela passagem do aniversário da Entidade que ela comanda. Neste domingo, ela manda a resposta:
Caro Coronel Ventura
Muito grata por se lembrar do aniversário do IHGSP, e de mim, mero pontinho na passagem do tempo.
Admiro as virtudes que Deus lhe concedeu. Inteligência, competência e bondade tornaram-no um arauto da memória paulista, cuja mensagem maior é divulgar os valores da História documentada neste Brasil violento e selvagem, onde o crime prevalece e o humanismo decresce.
Suas palavras me comoveram muito e tornaram meu dia mais feliz !
Receba um abraço com afeto da
Nelly Candeias

Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia!
Associo-me ao "sentimento de intensa emoção" em homenagem aos que partiram materialmente. O dia de finados, por traduzir certo cunho materialista e pelo fato de que considero mera transição a vida terrena conserva, em minha memória, certa relutância em identificá-lo com o confronto de morte, uma vez que esta, em meu modesto entender não existe. -..-.-.-.-.-.-. Mas adentremos nas perspectivas que oferecem o esforço que desenvolvemos para consolidar nestas plagas a "IDÉIA FORÇA" que emanando da EPOPÉIA DE 32 visa com sua difusão nacional concorrer para estancar o retrocesso em que vive a brasilidade. Esta reunião convocada, para 12 do andante, definirá rumos. Na hipótese do Cel. ALMEIDA aceitar a presidência, creio, avançaremos no objetivo. Conforme ventilei com ÊLE nascerá uma ASSOCIAÇÃO tendo por paradigma o ESTATUTO do NÚCLEO de GUARULHOS. O calendário para efetivá-la prevê nova reunião para Segunda Quinzena de Fevereiro a qual ensejará os trâmites legais para sua constituição. Evidentemente se, - até lá -, houver o adendo aos estatutos da SOCIEDADE, admitindo os DIRETÓRIOS ESTADUAIS, tudo ficará mais simples... Sob esse aspecto, S. M. J. do amigo, seria de bom alvitre  iniciativa mediata em realizá-la. E o concurso ativo do nobre PRESIDENTE é indispensável... porque sua gestão se incorporará à NACIONALIDADE !
Com apreço, Mariano. 

Abrindo as mensagens do NINHO DAS ÁGUIAS vejo as considerações do CORONEL ANTÔNIO FERNANDO GALASSO sobre o que se passa em BRASÍIA:
Re: [CBB-ninho-de-aguias]'15839' reunião Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo - ASSPM
Prezados amigos
Não gosto nem de falar sobre o assunto - unificação - pois para começar "água e óleo não se misturam", mas em todo caso, me causa asco, tristeza e um certo temor quanto ao futuro de nossa querida e  gloriosa Instituição PM, especialmente de nós Veteranos, pois como sabemos uma unificação, não será bom para ninguém. Nem para a PM, nem para a PC e muito menos para o cidadão contribuinte, pois no caso de uma unificação ( como falou muito bem o KIYOSHI), o governo vai ter que repor urgente mais um efetivo PM, para compensar as extensas horas extras que não são pagas e são executadas normalmente pela PM, sem qualquer retribuição (em média) mais de 2 a 3 horas por PM / dia.  
Calcule-se (financeiramente) isso no ANO, em mais de 100 mil homens. É algo gigantesco, que esse governo não está prevendo e, vai ter que repor ( sob o risco de um colapso operacional na Seg. Pública), na sua "pretensa, salvadora e nova polícia". Quem sobreviver da desastre, verá.
Com uma nova formatação civil, não vai ter PM para resolver tudo o que o Estado omite em outras áreas e  Instituições, Não vai ter PM para suprir "buracos", pois civil "bate cartão"  e, deu seu horário, "bye bye Brasil". Não está nem aí. 
Sem ser catastrófico e pessimista, entendo eu que, pelo menos no princípio, seria o caos. Especialmente ao cidadão. Acho que vão sentir saudades nossa, sem querer parafrasear o Gen Ernesto Geisel, ao admitir a desejada abertura política do país, pelos políticos que estavam em ação nos idos da década de 80 e, até alguns que ainda estão por aí.
Sem entrar no mérito dos atendimentos sociais que a PM faz além de suas obrigações policiais, atenho-me aqui - apenas dentro do âmbito funcional/policial - onde nós PMs, sabemos sobejamente que, alguns fatores importantes, causam um grande prejuízo e uma grande "sensação de insegurança", que prejudicam sobremaneira, um melhor funcionamento da Segurança Pública. São eles:
1)- Propositamente, por parte da Co-irmã, travando nosso trabalho;
2)- Ocasionalmente, pela falta de interesse dos plantonistas da PC, em agilizar as ocorrências que chegam ao DP;
3)- Constantemente pela falta de efetivo e, eles se justificam em cima disso, não reforçam os plantões (não sacrificam os seus servidores) e, de certa forma e indiretamente, querem que o Governo "se exploda", o que nós nunca fizemos, pois somos leais e dedicados ao cidadão, pobre coitado, que indiretamente sofre por essa situação nos terríveis DPs da vida e, no péssimo e grosseiro atendimento a que são submetidos.  Nisso, não posso concordar com a PC, mas eles não estão nem aí e, ainda conseguem seus intentos políticos (sic...). E nós............. ???
4)- Constantemente, (em consequência da falta de efetivo), pelo que eles não estão nem aí e cumprem rigorosamente os seus horários normal e folgadamente) e, nem por isso eles reforçam os plantões dos DPs. 
Com esse horário "folgado", qual seja, quase a metade de um PM, "e acho que eles estão certos", apesar de nos "ferrarem",  pela demanda reprimida,  pois esse Governo além de nos pagar mal, não merece mesmo, qualquer dedicação além da normal, o que a PM faz (e sempre fez com lealdade), aos montes e ainda assim, é totalmente desprezada e não reconhecida, haja vista, os últimos acontecimentos sobre salários, direitos e benefícios, etc...;
5)- Constantemente, em razão da péssima operacionalidade de guinchos e principalmente da atuação imediata e eficiente (importante, necessária e indispensável) da Polícia Cientifica no "teatro de operações"  de uma ocorrência, onde quase todas elas, necessitam de um laudo na apuração dos fatos.
Calculem também neste caso - em que a PM espera horas - se a nova polícia, vai esperar como a PM o faz? A saída para o Governo, que estaria embasado politicamente numa "nova, moderna e poderosa polícia", teria ele que investir muito e aumentar muito, em todo o Estado as instalações, equipamentos e instrumentais, servidores especializados administrativos e operacionais. Coisa de primeiro mundo, com custos incalculáveis. Ah!!! não fará isso ?
Então o colapso que falamos é inevitável, e ou os inimigos políticos, "cairão matando em cima" e, acabam com as suas pretensões políticas. Coisa que ninguém quer. OK. Companheiros da CBB, são apenas algumas previsões possíveis. OK.
Portanto, tudo isso entendo como uma tentativa desse (des) governo, querer afirmar (ou enganar), que está mudando radicalmente a POLÍCIA. Com se a solução estivesse nas consequências das coisas e não nas causas (sociais e depois delas, as policiais). É uma cortina de fumaça, momentaneamente mentirosa e politicamente oportunista.
Mas repito: não desejo o temor, o terror e muito menos a insegurança para ninguém, mas, SMJ, entendo que pela forma que as coisas são feitas em nosso País, essa mudança que está em análise em Brasília, ( na forma brasileira de ser) as coisas da Segurança Pública, poderão entrar até num colapso e, aí salve-se quem puder.
NÃO DESEJO QUE ISSO OCORRA, MAS... AVALIAR TUDO ISSO É OBRIGAÇÃO DE QUEM TEM CONHECIMENTO DE CAUSA (ESPECIALMENTE NÓS POLICIAIS) E, QUEM TEM CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA E ATÉ AMOR AO PRÓXIMO.
PERGUNTA QUE NÃO PODE CALAR: POR ACASO ALGUM POLICIAL DO NOSSO PAÍS, PARTICIPOU NA FORMATAÇÃO DESSE PROJETO DE UMA NOVA POLÍCIA, QUE ESTÁ EM ANÁLISE EM BRASILIA ???
Fraternal abraço a todos (Galasso/75).
O desempenho até que não foi ruim. Já o resultado...Pela 15ª vez na atual edição do Campeonato Brasileiro, o CORINTHIANS empatou. E o time está perdendo uma das características que o fez ser campeão mundial no ano passado. Quando fazia gol, mantinha a vitória a qualquer custo. Pela segunda partida consecutiva, o TIMÃO saiu na frente, mas não resistiu e cedeu a igualdade. Antes, havia sido o SANTOS. Hoje, foi o VITÓRIA.
No último jogo de NEYMAR contra o CRUZEIRO, pelo BRASILEIRÃO do ano passado, a torcida celeste se rendeu ao craque na derrota de seu time , no INDEPENDÊNCIA, por 4 a 0, e gritou o nome do rival. ÉVERTON RIBEIRO não tinha tanta moral, muito menos o mesmo talento do agora astro do BARCELONA. Hoje, porém, o santista deveria ter se levantado para aplaudir o meia da RAPOSA na derrota do PEIXE, por 1 a 0. O sentimento, claro, era de admiração depois do golaço que o sucessor de MONTILLO no time mineiro marcou aos 9 minutos do segundo tempo. Da cabine de imprensa da VILA, dava para ver o torcedor boquiaberto. Porém, a ira contra o SANTOS certamente era maior. A começar por MONTILLO. O craque tinha a chance de responder na bola às vaias que continuou recebendo da torcida do CRUZEIRO, mesmo na VILA – no primeiro turno, ele sofreu com os mineiros pegando no seu pé. Contudo, sua situação apática  – associada à forte marcação rival – fez com que até os torcedores da casa se voltassem contra ele. Sua situação não é das mais confortáveis. Estava diante de um timaço que ele mesmo ajudou a montar quando trocou a TOCA DA RAPOSA pela VILA – o PEIXE pagou 16 milhões de reais. A torcida cruzeirense sabe que a taça é uma questão de tempo. O CRUZEIRO pode conquistá-la na próxima rodada, quando enfrenta o GRÊMIO, domingo, no MINEIRÃO.

Ele já o campeão da temporada, mas não parece ter a mínima vontade de tirar o pé do acelerador. Hoje, SEBASTIAN VETTEL pisou fundo e, com facilidade, venceu o GP de ABU DHABI. O seu companheiro de RED BULL, MARK WEBBER, terminou a prova em segundo e NICO ROSBERG, da MERCEDES, completou o pódio nos EMIRADOS ÁRABES.
Foi a sétima vitória seguida do alemão, igualando o recorde que o heptacampeão MICHAEL SCHUMACHER alcançou em 2004. VETTEL terá a chance de ultrapassar o compatriota em número de triunfos consecutivos do GP dos EUA, que acontece em duas semanas.
O mais surpreendente no feito de hoje foi que VETTEL, usando um capacete com pintura folheada a ouro 24 quilates, ficou mais de 30 segundos à frente do segundo no grid. A corrida acabou sendo tão tranqüila que, após receber a bandeirada, o tetracampeão, mais uma vez, comemorou fazendo “zerinhos” diante da torcida, como na ÍNDIA, onde conquistara o título da temporada. ROMAIN GROSJEAN chegou em quarto, com FERNANDO ALONSO em quinto; PAUL DI RESTA em sexto; LEWIS HAMILTON em sétimo; FELIPE MASSA em oitavo.

NOVAK DJOKOVIC segue na busca pela retomada do primeiro lugar no ranking mundial, atualmente ocupado por RAFAEL NADAL. Hoje, o sérvio venceu o espanhol DAVID FERRER por 2 sets a 0, com um duplo 7/5 e conquistou o MASTERS 1000 de PARIS, um dos últimos torneios do ano – ele ainda vai disputar o ATP FINALS e a decisão da COPA DAVIS pela SÉRVIA, diante da REPÚBLICA TCHECA. Foi o 40º troféu de simples na carreira do jogador de 26 anos. Entre as duplas, BOB e MIKE BRYAN bateram BRUNO SOARES e ALEXANDER PEYA por 2 a 0.

Moradores do bairro BOM RETIRO, na região central, viveram momentos de terror na madrugada. Um grupo de ladrões tentou assaltar uma relojoaria na Rua NEWTON PRADO. A Polícia Militar foi chamada, houve troca de tiros no meio da via e dois policiais ficaram feridos. A quadrilha, formada por pelo menos dez bandidos, entrou no comércio por um buraco na parede de um prédio vizinho, vazio. O filho do dono da loja percebeu a movimentação e acionou as autoridades. Quando os cinco policiais do 13º Batalhão chegaram, tiros foram disparados a partir de um veículo CROSS FOX preto, estacionado na Rua JÚLIO CONCEIÇÃO, no cruzamento com a NEWTON PRADO. O PM JAIR SANTANA DOS SANTOS, de 42 anos, levou um tiro nas costas – o projétil furou o colete à prova de balas. Já o SARGENTO PM ANDERSON SOARES GANDOLPHO, de 39 anos, foi ferido no braço esquerdo. Ambos foram levados à SANTA CASA e não correm risco de morrer. Os ladrões portavam fuzil, pistola e metralhadora.

Dois PMs foram mortos por criminosos entre a noite de ontem e a madrugada de hoje na capital e na região de CAMPINAS. No primeiro caso, um soldado que não teve o nome revelado, foi abordado por dois bandidos em um posto de gasolina na Avenida JACU-PÊSSEGO, na zona leste, às 23:30 horas de ontem e levou três tiros após lutar com um dos ladrões. Em ITUPEVA, às 3 horas de hoje, o SARGENTO PM JORGE DE MELLO FERNANDES levou um tiro de fuzil ao tentar abordar dois carros com suspeitos.

Peritos desativaram hoje na cidade alemã de DORTMUND uma bomba aérea de 1,8 tonelada da Segunda Guerra Mundial. A operação obrigou a retirada de aproximadamente 20 mil moradores da região por motivo de segurança. O artefato foi desmontado após cerca de cinco horas de trabalho sem maiores sustos. A bomba foi descoberta durante a análise de imagens aéreas de uma área industrial da cidade. Forças de segurança retiraram os habitantes de casas em um raio de 1,5 quilômetro.

O brasileiro LÚCIO STEIN RODRIGUES, de 34 anos, entrou em uma briga para defender um amigo e estava, nesta noite, em estado gravíssimo em um hospital de SYDNEY (AUSTRÁLIA). O biólogo, que é ex-diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de CAPIVARI, cidade da região de PIRACICABA, foi agredido ao tentar ajudar o amigo que apanhava dentro de um mercado no sábado à tarde. LÚCIO sofreu traumatismo craniano ao bater a cabeça em um parquímetro.
    
3 DE NOVEMBRO DE 2014    :     -    DOMINGO
O antigo LAN HOUSE do PAULO CÉSAR está, finalmente alugado. Funcionará ali um restaurante, que será inaugurado hoje. CONRADO REFEIÇÕES é o nome do estabelecimento.
Vamos começar uma semana em que espero ter uma resposta sobre a transferência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o Monumento Mausoléu. Com as chuvas do final de semana entrou muita água no prédio da Rua ANITA GARIBALDI, 25 e a MARINEI me comunica, pela internet, que o telefone deixou de funcionar.
Quando chego à Sociedade, por volta das 13 horas, tenho uma notícia que SIDNEI LOBO PEDROSO quer ir comigo ao Fórum da JOÃO MENDES, por volta das 14 horas. Almoço rapidamente na AOMESP, juntamente com OLIVEIRA, que também irá comigo ao fórum.
WILLIAM MASCARENHAS passa pela Sociedade. Está mais tranquilo com relação ao seu filho, que sofreu pneumonia dupla e esteve internado numa UTI de um hospital de SANTO ANDRÉ. Agora convalesce em sua residência. Vamos ao fórum. O SIDNEI LOBO PEDROSO se faz acompanhar de seu filho, que tem o mesmo nome do pai acrescentado do JÚNIOR. Até 15:30 horas estamos empenhado num processo que, pode ser que hoje seja dada uma sentença final.
Encontro o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO na Sociedade. Trouxe as medalhas que serão entregues em SERTÃOZINHO. Fala de um jantar num restaurante da ALAMEDA SANTOS no dia 26 de novembro e também de uma possível viagem a CAMPO GRANDE (MATO GROSSO DO SUL) para a entrega de quinze medalhas a autoridades selecionadas pelo TENENTE-CORONEL  ÁUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA, ex-cmt do 2º BPE.
MARINEI me leva até em casa. Ela está preocupada com o estado crítico da sede da Sociedade. A falta do contato telefônico é um mal sinal. Com as chuvas deste mês iremos ficar em situação difícil. A nossa transferência da sede do MMDC começa a ficar cada vez mais de extrema necessidade.

A chuva veio forte nesta tarde na capital de SÃO PAULO e na GRANDE SÃO PAULO. Já chega causando estragos: interdita a Rodovia ANHANGUERA, provoca a paralisação de trens da CPTM em FRANCISCO MORATO e causa alagamentos em CAIEIRAS, na região metropolitana.
A zona norte entra em estado de atenção por cerca de uma hora, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo.
A chuva interrompe a operação de trens na LINHA 7 - RUBI (LUZ-FRANCISCO MORATO) da CPTM entre as estações FRANCO DA ROCHA e BALTAZAR FIDELIS a partir das 16:15 horas, por causa de um deslizamento de terra.
Em OSASCO, o bairro JARDIM ROCHDALLE fica debaixo d´água com a cheia do rio que dá nome ao bairro. Quem passa pela Avenida CRUZEIRO DO SUL, que corta o ROCHDALLE, precisa procurar abrigo em lojas que ainda estão acima do limite d´água, que não baixa nem mesmo à noite.

Cerca de 100 pessoas bloquearam a Avenida JACU-PÊSSEGO, na zona leste, nesta manhã. Os manifestantes protestavam contra uma reintegração de posse marcada para amanhã. O protesto provocou um grande congestionamento. Por causa do bloqueio, duas linhas de ônibus chegaram a ser desviadas. A PM precisou intervir para que as ruas fossem desbloqueadas. A reintegração deve acontecer na Rua ZITUO KARASAWA, sem número, na região do PARQUE DO CARMO. Segundo os manifestantes, o terreno foi ocupado há cinco anos e abriga 380 pessoas, sendo 70 crianças e 20 idosos. A Justiça garantiu o direito de uma empresa proprietária de metade do lote de utilizar o terreno.

O motorista de van escolar RENATO ANTÔNIO DA SILVA, de 22 anos, tentou se matar na carceragem do 49º Distrito Policial (SÃO MATHEUS), na madrugada do domingo. Indiciado por matar os pais e estuprar seis mulheres, incluindo quatro adolescentes, ele usou a própria cueca na tentativa de suicídio, segundo o delegado titular LUIZ CARLOS UZELIN.
O delegado também afirmou que RENATO foi transferido nesta manhã para o Centro de Detenção Provisória de MAUÁ. Responsável pelo Inquérito Policial, o delegado RAMON EUCLIDES PEDRÃO indiciou o suspeito por homicídio qualificado por motivo fútil, estupro (incluíndo o de vulnerável) e constrangimento ilegal.

Pelo menos 80 armas, entre metralhadoras, fuzis e pistolas, foram desviadas da sede do GARRA (GRUPO DE REPRESSÃO A ROUBOS E ASSALTOS), da Polícia Civil, no Centro, ao longo de dois meses. O armeiro responsável por cuidar do estoque foi preso. Um informante seria o intermediário e negociaria a venda do armamento.

Mais um ônibus foi incendiado na zona leste da capital, na noite do domingo. O coletivo, da Viação Expresso Transporte, estava parado no ponto final da linha, na Rua CRISTÓVÃO DE ARAÚJO, em frente ao Hospital Geral de GUAIANASES. Por volta das 23:30 horas, seis homens armados e encapuzados mandaram o motorista e a cobradora descer e colocaram fogo no ônibus. Ninguém ficou ferido.

O governo de SÃO PAULO entregou hoje na zona norte uma unidade especializada no atendimento aos homens. O HOSPITAL DO HOMEM, que já atende desde setembro, funciona dentro do HOSPITAL SÃO JOSÉ, no IMIRIM,  e vai oferecer um novo serviço ambulatorial e cirúrgico de urologia. Segundo o governo estadual, o centro médico será referência para pacientes encaminhados pela Unidades Básicas de Saúde da região, com atendimento completo na área de saúde do homem.

A americana BRITTANY MAYNARD, de 29 anos, cometeu suicídio assistido no domingo em sua casa em PORTLAND, no Estado do OREGON, segundo informou a ONG COMPASSION & CHOICES. Ela sofria de um agressivo tipo de câncer no cérebro e seu caso ganhou repercussão mundial quando sua decisão foi divulgada. "Com tristeza anunciamos a morte de uma mulher querida e maravilhosa, BRITTANY MAYNARD. Ela morreu em paz, em sua cama, rodeada por sua família e entes queridos", disse a ONG, que assessora doentes terminais que desejam uma morte digna. Ela escolheu usar a "medicação para ajudá-la a morrer, recebida meses atrás".

Um ataque contra uma penitenciária na região central da NIGÉRIA permitiu a fuga de 132 presos, anunciou o governo regional, dois anos após uma ação similar do grupo islamita BOKO HARAM contra a mesma prisão. Segundo o porta-voz da polícia nacional, EMMANUEL OJUKWU, homens armados usaram dinamite no atentado. "Havia 145 prisioneiros no momento do ataque. Um morreu, oito foram capturados e quatro se renderam. Os demais fugiram", disse JACOB EDI, porta-voz do governador de KOGI, IDRIS WADA. Hoje também uma explosão matou dez pessoas em um mercado no nordeste do país.

Pressionado por protestos da população, o novo líder de BURKINA FASO, TENENTE-CORONEL ISAAC ZIDA, abriu caminho, hoje, para a formação de um regime de transição dirigido por um civil, durante um encontro com o corpo diplomático na capital UAGADUGU. "O Poder Executivo será conduzido por um organismo de transição como parte de um quadro institucional", declarou ZIDA aos diplomatas, de acordo com um jornalista da AFP que acompanhou a região. "Este órgão de transição será chefiado por uma pessoa designada por consenso por todos os atores da vida nacional", acrescentou o militar.

A Guarda Costeira da ITÁLIA informou hoje que um corpo encontrado nos destroços do navio COSTA CONCÓRDIA é provavelmente do último desaparecido entre as vítimas do naufrágio há quase três anos. RUSSEL REBELLO, um indiano que trabalhava como garçom no navio quando o COSTA CONCÓRDIA bateu nas rochas e afundou na costa de TOSCANA em janeiro de 2012, deixando 32 mortos, era o último desaparecido. O naufrágio do CONCÓRDIA provocou uma retirada caótica de passageiros durante a noite e uma das maiores operações de resgate marítimo da história.

A presidente da ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER, continua internada no Hospital OTAMENDI, em BUENOS AIRES, onde está em observação por um quadro febril infeccioso. De acordo com fontes da Presidência citadas pelos jornais "CLARIN" e "LA NACIÓN", trata-se de um quadro bacteriano de provável origem intestinal. Outras fontes apontaram problema urinário. CRISTINA chegou ao hospital na madrugada de segunda-feira. Em nota oficial, os médicos da CASA ROSADA afirmaram que a presidente "apresenta um quadro febril infeccioso". Nos últimos meses, CRISTINA suspendeu atividades por conta de uma faringite.     

Quase três anos após o crime, o processo envolvendo a morte do brasileiro ROBERTO LAUDÍSIO CURTI, atingido por choques elétricos com um teaser de policiais de SYDNEY, na AUSTRÁLIA, pode ter uma reviravolta. Isso porque os quatro policiais envolvidos pediram a anulação do caso. O advogado da defesa, BRETT WALTER, alega que os depoimentos dos agentes foram tomados informalmente e as provas que os incriminam foram entregues sob imunidade, por isso não podem ser utilizadas.
Os acusados - ERIC LIM, DAMIEN RALPH, SCOTT EDMONDSON e DANIEL BARLING - participaram de uma audiência em um tribunal de SYDNEY. A Justiça não tem prazo para deliberar sobre o pedido.
Em dezembro, a Comissão de Integridade da Polícia da AUSTRÁLIA anunciou a decisão de acusar LIM e RALPH, por agressão comum e EDMONDSON e BARLING por agressão e lesão corporal. A promotoria do Estado de NOVA GALES DO SUL recomendou o processo contra os agentes ao considerar que existem provas suficientes, após avaliar um relatório da própria comissão policial.
CURTI foi morto em 19 de março de 2012 após uma perseguição envolvendo dezenas de policiais na cidade de SYDNEY, na AUSTRÁLIA. Quatro agentes o abordaram por suspeitar que ele havia roubado um pacote de biscoito em uma loja de conveniência. O jovem não teria parado e os policiais dispararam 14 vezes contra ele com teasers (armas que dão choque). Os amigos do rapaz dizem que ele foi confundido com o ladrão.
Antes do incidente, o estudante brasileiro tinha sofrido um episódio psicótico e estava correndo pelo centro da cidade após ter consumido LSD. Segundo a autópsia, os agentes atuaram de forma brutal, imprudente e perigosa ao deter o jovem utilizando pistolas elétricas e gás de pimenta.

 
2 015    :   -    TERÇA-FEIRA
MARINEI chega em casa às 9:30 horas, pontualmente, como tínhamos combinado na semana passada. A confraternização de nossos associados está marcada para dia 18 de dezembro e deveríamos ter uma definição do local para a entrega do COLAR DA VITÓRIA até o dia 30 de outubro. Isso não foi possível. Resolvemos conversar com o Chefe do Serviço de Subsistência da PMESP, TENENTE-CORONEL PM ARMANDO DA SILVA MOREIRA, decidindo que o ALMOÇO DA VITÓRIA seja marcado nesse local, bem no centro da LUZ, onde estão situados vários dos quartéis da PM. ARMANDO e seus oficiais tratam-nos muito bem e acatam a idéia da realização desse almoço. Fica marcado o evento nesse local e a MARINEI já irá divulgar essa situação para nossos associados, ainda hoje. Teremos um grande trabalho para a organização do encontro dos nossos associados, na despedida de nossas atividades em 2015.
Também conversamos com o CORONEL PM JOSÉ PAULO, Diretor do Museu da PMESP. Há um estudo, que começou na DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA, sob a direção do CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, para que a sede do MMDC seja transferida para uma sala do antigo CAES, cujas dependências estão todas sob a guarda do Museu Militar. Dá dó verificarmos que o antigo quartel onde comandei em 1991, está abandonado. Requer uma grande reforma. Não pode o MUSEU MILITAR DA PMESP ficar fechado.
Em seguida, no CENTRO ODONTOLÓGICO, conversamos com o Chefe, TENENTE-CORONEL Dent PM NOEL DE SOUZA DINIZ JUNIOR, e acertamos que a entrega do COLAR DA VITÓRIA seja realizada, às 15 horas, no anfiteatro do C ODONT. NOEL está com a visita do nosso companheiro de Escola de Oficiais, CORONEL PM PÉRICLES RACY CARLOS. Passaram-se muitos anos em que não via o PÉRICLES.
Almoçamos no Serviço de Subsistência, junto com o TENENTE-CORONEL PM ARMANDO e seu SubChefe. Parece que retorno a um passado já um tanto distante. Comandei o CAES, quando ainda estava nesse lugar, em 1991, e foi ali que encerrei minha vida ativa na Corporação. Já em 1998 tentei levar a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para essas dependências e fui "barrado" pelo então Diretor do Museu, CORONEL PM ÁLVARO, sob alegação que não havia lugar ali para o MMDC. Veremos agora se isso se concretiza. Os caminhos estão abertos e tenho confiança que iremos conseguir o que almejamos.
Vamos para o Obelisco por volta das 13 horas. MARINEI transmite a todos os nossos associados a data, a localização e os horários para a confraternização do MMDC e a entrega do COLAR DA VITÓRIA. Verifico que em seguida o Núcleo MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES" já divulgou a notícia.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO manda uma mensagem dizendo que estará em casa por volta das 7:30 horas para me levar a uma reunião com algumas pessoas na CASA VERDE. Estamos às vésperas da sessão solene que acontecerá amanhã na Câmara Municipal de OSASCO. É uma iniciativa do Núcleo MMDC-OSASCO "POETA GUILHERME DE ALMEIDA", cujo presidente é o vereador BOGNAR, daquele município.
Com algumas visitas e vários telefonemas, a tarde passa muito depressa. Hoje é rodízio do carro da MARINEI e precisamos sair do Obelisco às 16 horas em ponto. Trânsito muito bom nesta terça-feira. Logo a MARINEI está me deixando em casa.     
Pelo celular, entra em contato comigo o SUBTENENTE PM OLIVEIRA, antigo companheiro do SARGENTO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR no Serviço de Material Bélico e Munições, onde serviram. Durante alguns anos participaram de eventos musicais em PIRACAIA.  OLIVEIRA quer se associar ao MMDC para participar do ALMOÇO DA VITÓRIA em 18 de dezembro. Ficou sabendo disso pelo núcleo de ATIBAIA, cidade onde reside atualmente.

A FAVELA DE PARAISÓPOLIS, na zona oeste, vai receber uma base fixa da PM com o conceito de policiamento comunitário. A missão é fazer um trabalho mais próximo aos moradores da região.
A Secretaria de Segurança Pública ainda não tem uma data para o início das obras porque a desapropriação do terreno, pedida em abril do ano passado, está em andamento na Justiça.
O decreto de desapropriação foi assinado pelo ex-secretário FERNANDO GRELLA VIEIRA, que chegou a dizer que SÃO PAULO não precisava de Unidades de Polícia Pacificadora semelhantes ao do RIO DE JANEIRO.
À época, GRELLA afirmou que não havia um território que a polícia paulista não podia atuar. O governo estadual alega que a base comunitária não tem semelhanças com a UPP.
O fato é que a unidade é a grande aposta para auxiliar as forças de segurança do Estado no combate a onda de arrastões no MORUMBI, bairro vizinho a PARAISÓPOLIS. Hoje, mais um motorista foi roubado na região. A principal linha de investigação das autoridades diz que os suspeitos moram na comunidade.
A base fixa será implantada no coração da favela, entre as Ruas ERNEST RENAN e MELCHIOR GIOLA. Segundo a secretaria, o local foi escolhido por ter boa visibilidade, fácil acesso às vielas e condições técnicas para a instalação do prédio.
No local ainda há comércios, casas, um estacionamento e a oficina do artista plástico ANTÔNIO EDNALDO DA SILVA, o BERBELA, autor das esculturas para a abertura da novela "I LOVE PARAISÓPOLIS", da REDE GLOBO. A PM também ficará próxima da União dos Moradores da Favela.
O policiamento comunitário já existe em quase 50 locais da cidade. O do JARDIM ÂNGELA, na zona sul, é usado como modelo pela secretaria por ter reduzido a criminalidade no bairro carente.
Moradores ouvidos pelo DIÁRIO se mostraram otimistas com a instalação da base. Para eles, a presença da polícia deve acabar, por exemplo, com bailes funks aos fins de semana. "Não aguentamos mais essa bagunça e a base vai inibir a baderna", espera um idoso, de 60 anos.
Um garçom, de 37 anos, também vê a instalação da PM com bons olhos. "Chego em casa de madrugada. Acho que vou me sentir bem mais seguro".
Já o líder comunitário da favela, GILSON RODRIGUES, é contra a comunidade ter policiamento ostensivo. "O problema não é aqui, é no LADEIRÃO (do MORUMBI). É lá que ela (a base) tem de ficar". (reportagem de AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

O ex-vice-presidente da MENDES JÚNIOR e herdeiro da família, SÉRGIO CUNHA MENDES, e outros dois ex-executivos da empreiteira foram condenados hoje pelo juiz SÉRGIO MORO em ação da OPERAÇÃO LAVA JATO. MENDES, que deixou a cúpula da empresa após ser preso no ano passado, foi condenado a 19 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. De acordo com a sentença, a prática do crime de corrupção pelo executivo envolveu o pagamento de 31,5 milhões de reais a integrantes do esquema ligados à diretoria de Abastecimento da PETROBRÁS, entre eles o ex-diretor PAULO ROBERTO COSTA. O ex-diretor de óleo e gás da empresa ROGÉRIO CUNHA PEREIRA foi condenado a 1 anos e quatro meses. Também ex-diretor de óleo e gás, ALBERTO ELÍSIO VILAÇA GOMES recebeu sentença de dez anos de prisão.
Cabe recurso. Também foi condenado o operador ENIVALDO QUADRADO, que já havia sido sentenciado no mensalão. Ele pegou sete anos e seis meses por lavagem de dinheiro. O juiz SÉRGIO MORO absolveu outros dois executivos da construtora. MENDES poderá recorrer em liberdade. O executivo está atualmente cumprindo prisão domiciliar.  

Brasília, 03 de Novembro de 2015 - O processo contra o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ainda corre em segredo de justiça mas vazamentos estratégicos foram efetuados por magistrados lusitanos em que o Ministério Público português já acionou o corpo diplomático para os trâmites do processo de extradição até 21 de Dezembro de 2015. Vamos entender...
O estopim é sobre doações ilegais do Portugal Telecom com a campanha do Lula e Silva, na reeleição, com recursos da Portugal Telecom em cerca de $ 200 milhões de euros ou equivalente a cerca de R$ 700 milhões. O destino desta doação ilegal, está sendo investigado pelo Ministério Público português. O que se tem ao certo, apesar do sigilo e dos estratégicos vazamentos é que a decretação da prisão do ex-presidente brasileiro pela justiça de Portugal está por um triz e, sendo Lula apenas um cidadão comum em ambos os territórios nacionais, então não contará com nenhuma imunidade diplomática e os supostos passaportes diplomáticos de seus filhos serão revogados.
O Itamaraty e seu corpo diplomático estão a todo vapor no seguimento do tratado de extradição entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República portuguesa. Os advogados de Lula não quiseram comentar a informação mas estão estudando o texto do tratado desde esta sexta-feira, dia 30 de Novembro e preocupadíssimos com a alínea b do ítem 3 do artigo II que trata dos fatos determinates da extradição em que cita:
"b) todos os fatos imputados à pessoa cuja extradição é pedida serão considerados, sendo irrelevante a circunstância de serem ou não diferentes os elementos constitutivos da infração segundo as leis das Partes Contratantes;"
Uma das informações vazadas, não negadas e nem confirmadas pelos magistrados portugueses ao nosso correspondente em Lisboa, é que os advogados do ex-presidente brasileiro, através do Instituto Lula, estão estudando um apelativo para frear a extradição e se fiando no tratado de extradição entre Brasil e Portugal promulgado pelo Decreto nº 1325 de 2 de Dezembro de 1994 em que; o ex-presidente Lula já contando com 70 anos de idade, clamam pela observância do ítem 2 do artigo V do mesmo tratado que versa sobre as recusas de extradição em que diz:
"2. A Parte requerida poderá sugerir à Parte requerente que retire o seu pedido de extradição, tendo em atenção razões humanitárias que digam nomeadamente respeito à idade, saúde, ou outras circunstâncias particulares da pessoa reclamada."
Teremos até Dezembro de 2015 para atestarmos o quão é mais eficaz se a justiça brasileira ou portuguesa e se a questão de saúde do cidadão comum Luiz Inácio Lula da Silva pode pesar na decisão de recusa de extradição, pois afinal o dedo que lhe falta é um "forte determinante". É ver pra crer!

Morreu hoje, de um aparente ataque cardíaco, AHMED CHALABI, o político iraquiano de fala mansa que instigou os ESTADOS UNIDOS a invadirem o IRAQUE em 2003, com informações inverídicas sobre as capacidades militares de SADDAM HUSSEIN. HAITHAM AL-JABOURI, secretário do comitê financeiro do Parlamento que CHALABI havia presidido, disse que empregados o encontraram morto na cama em casa em BAGDÁ.

Diante de um número recorde de pedidos de asilo este ano, o governo da ÁUSTRIA propôs hoje uma lei para deter a entrada de afegãos, o que a agência de refugiados da ONU criticou pela possibilidade de aumentar o sofrimento dos imigrantes. A medida obrigaria a maioria dos afegãos a esperar três anos - em vez de um, como determina a legislação atual - para levar familiares à ÁUSTRIA. Eles também teriam de possuir fonte de renda independente, plano de saúde e moradia.

Arqueólogos de ISRAEL disseram ter descoberto os resquícios de uma antiga fortaleza grega que já foi um centro de poder em JERUSALÉM mencionada no livro bíblico dos MACABEUS. Os restos da cidade de ACRA foram desenterrados pela Autoridade de Antiguidades de ISRAEL e tornados públicos hoje. O local fica do lado de fora dos muros da CIDADE VELHA, uma área na qual, segundo os pesquisadores, a construção de JERUSALÉM se concentrou nos tempos do rei bíblico DAVID.