sábado, 4 de janeiro de 2014

EPISÓDIOS DA REVOLUÇÃO DE 1932, PUBLICADOS POR JOSÉ DE SOUZA MARTINS



Publicado em O Estado de S. Paulo [Caderno Metrópole],
segunda-feira, 19 de julho de 2010, p. C6.
1932
Em 1965, eu fazia pesquisa, em Amparo, quando o fazendeiro Jacinto Cintra me convidou para conhecer a fazenda de café de sua família há várias gerações. Como me entretivesse no terreiro, perguntei-lhe se era possível visitar a velha casa. Disse-me que sim, mas ele próprio não entraria. A sala ainda tinha o revestimento de papéis de parede muito antigos. O recinto não era tocado fazia muitíssimos anos. No centro da sala, o piso de madeira carbonizado tinha a marca ampla de uma fogueira. Na Revolução Constitucionalista de 1932, tropas vindas de Minas Gerais invadiram São Paulo e chegaram até Amparo. Ocuparam a fazenda e a residência da família. Sendo inverno, os soldados haviam feito uma fogueira dentro da casa para aquecer-se. A Revolução terminou e os Cintra voltaram à sua fazenda, mas não à sua casa. Em justo e sofrido protesto contra a violação do que, para os antigos, era o lugar sagrado da família, nunca mais haviam entrado nela.
Naquele tempo, os paulistas ainda sentiam no peito o desapreço contra São Paulo, que já se manifestara na Revolução de 1924 quando o presidente Artur Bernardes mandou bombardear a capital, argumentando que, sendo seu estado rico, os paulistas a construiriam de novo. Ali na fazenda dos Cintra a história fora interrompida. Era como se eu estivesse entrando na casa no dia seguinte ao do término da Revolução de 1932, as paredes ainda impregnadas das muitas amarguras da derrota.
Na sequência, fui a Cunha, no Alto Paraíba. Acompanhado de pessoa de família antiga na região, visitei o velho cemitério. Queria conhecer o lugar em que fora sepultado Paulo Virgínio, um caboclo de velha cepa, herói mítico da Revolução de 1932, exumado e transladado para o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Ibirapuera. Fora cruelmente torturado com água fervente e executado por tropa da Marinha, após cavar a própria sepultura, porque afirmara ser paulista e, mesmo sob tortura, se negara a dizer onde se encontravam os combatentes de São Paulo.
Meu guia contou-me, então, anedota alegórica que corre por aquelas serras sobre outro morador, caipira rústico, alheio a tudo, sem a bravura de Paulo Virgínio. Surpreendido na roça por tropa legalista e perguntado se era legalista ou paulista, declarou-se paulista. Imediatamente, foi ordenado seu fuzilamento. Nesse meio tempo, avançaram os paulistas que, tendo visto o roceiro com a tropa inimiga, quiseram saber se era paulista ou legalista. Escaldado, declarou-se legalista, ouvindo, então, a sentença de que fosse fuzilado. Antes, porém, outro troço de legalistas fez os paulistas recuarem, caindo o caboclo novamente nas mãos de gente contrária. Perguntado se era legalista ou paulista, pensou um pouco e de sopetão dependurou-se num galho da árvore sob a qual se encontrava:
– Iéu?! Iéu sô fruita, ó!
* Professor Emérito da Universidade de São Paulo.
Dentre outros livros, autor de A Sociabilidade do Homem Simples (Contexto, 2008),
Sociologia da Fotografia e da Imagem (Contexto, 2008),
A Aparição do Demônio na Fábrica (Editora 34, 2008),
O Cativeiro da Terra (Contexto, 2010).

Jose de Souza Martins

Caro Coronel Mario Ventura,
Porque pode ser de seu interesse, repasso-lhe o e-mail de Caetano Gramani, que mora em São Carlos, cujo pai lutou na Revolução de 1932. Caetano Gramani pai teria completado 100 anos no ano passado. Tinha 19 anos quando se alistou nas forças da Revolução Constitucionalista. 
Há um episódio bonito na história desse Caetano da Revolução, que era filho de famoso farmacêutico de São Paulo, Gaetano Gramani, imigrante italiano, que está sepultado no Cemitério do Araçá. O velho Gaetano alarmou-se com a falta de notícias do filho alistado na Revolução. Mandou um telegrama para o comando revolucionário em São Paulo, mais ou menos nestes termos:
"Peço notícia sobre meu filho Caetano Gramani, que se alistou na Revolução. Gostaria de saber se está vivo. Se ele morreu na luta, peço informar-me para que eu o substitua na triancheira."
Meu genro, geólogo, é neto do avô da trincheira.
Caetano Gramani:   caetano@damazonica.com.br
Cordialmente, José de Souza Martins

3 DE JANEIRO DE 2014



O ano de 2013 foi especialmente cheio de mudanças. Eu, como político, vi com enorme satisfação a população ganhando as ruas e fazendo valer sua voz. Foi um enorme alívio presenciar e fazer parte dessa onda que cresceu, que fez todo mundo parar e reavaliar o velho “deixa pra lá, não adianta mesmo”.
Adianta sim. As conquistas só começaram e ainda há muito por vir. A política está em todo o lugar, não se deve tratá-la como um assunto distante, chato ou apenas de retórica. É preciso que a lembremos que as propostas 
políticas viram leis, viram a realidade das nossas vidas. 
Mudam o rumo de muita coisa. É preciso que essa juventude que está trazendo o futuro encontre espaço na política.
2013 foi um ano em que pedimos mais segurança, em que se discutiu mais do que nunca a questão da maioridade penal no Brasil e a aplicação de penas mais severas. Gente morreu barbaramente, gente nasceu por milagre. Vivemos numa época difícil. Mas as dificuldades, as tragédias e as perdas não podem nunca tirar o brilho e o gosto da vida. Não somos a somatória das tristezas, somos as conquistas, os sorrisos e o amor da nossa família.
Ao começar este novo ano, procure pensar em tudo que conquistou e agradeça.
Agradeça pela oportunidade maravilhosa de estar vivo e de poder mudar o rumo das coisas. Eu agradeço a confiança depositada em mim. 
Agradeço todas as pessoas que me param nas ruas e fazem alguma reivindicação, ou comentário, que conversam comigo, que esperam alguma coisa de mim e do meu trabalho. Mesmo que seja um abraço, uma foto. Agradeço a cada um de vocês e a Deus, sobre todas as coisas. Obrigado. 
Que Deus nos abençoe e nos dê forças de mudar o que precisa ser mudado!
*Major Olímpio é líder do PDT na Assembleia legislativa.
(Matéria publicada no DOE- Legislativo, Sexta feira 03/01/2014 página 02)



EXCELENTE SITUAÇAO!!! FILIPENSES: 1:3-14... …as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho. —Filipenses 1:12...Gênesis 10–12Mateus 4 ...Na Primeira Batalha do Marne, durante a Primeira Guerra Mundial, o tenente-general francês Ferdinand Foch enviou o seguinte comunicado: “Meu centro está desistindo, minha direita está em retirada. Excelente situação. Estou atacando.” Sua disposição de ver esperança numa situação difícil eventualmente levou suas tropas à vitória...Algumas vezes, nas batalhas da vida, podemos sentir como se estivéssemos perdendo em todas as frentes. A família em desacordo, os negócios em retrocesso, as finanças em calamidade ou a saúde em declínio pode acrescentar um viés pessimista ao modo como vemos a vida. Mas aquele que crê em Cristo pode sempre encontrar um modo para concluir: “Excelente situação”...Veja Paulo. Quando ele foi jogado na prisão por anunciar o evangelho, sua atitude foi surpreendentemente otimista. Ele escreveu à igreja de Filipo: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho” (Filipenses 1:12)...Paulo encarou o seu aprisionamento como uma nova plataforma para evangelizar a guarda do palácio romano. Além disso, outros cristãos foram encorajados pela situação de Paulo a compartilhar o evangelho com mais ousadia (vv.13-14)...Deus pode usar as nossas provações para que cooperem para o bem, apesar da dor que trazem (Romanos 8:28). Essa é apenas mais uma forma de podermos honrá-lo...As provações podem ser a estrada de Deus para o triunfo...



D I A     T R Ê S      D E      J A N E I R O      D E      2 014            SEXTA-FEIRA.
77 anos e 7 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
ANO 64º - MÊS 6º - DIA 178º
55 anos e 211 dias na PMESP
54 anos e 323 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 623 dias – 481 160 horas.
50 anos e 118 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL 
25 anos e 294 dias no Posto de Coronel – 309 meses e 22 dias.
2 anos e 180 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 480 dias CORONEL - 22 anos e 20 dias na reserva.
10 036-240 764                         9 480-227 788                                  9 780-235 440.
DIA DE SANTA GENOVEVA. Padroeira de PARIS. Nasceu em NANTERRE no ano de 422. Ainda adolescente foi consagrada a DEUS por SÃO GERMANO DE AUXERRE. Até os 30 anos vestia o hábito próprio das virgens consagradas. Depois dessa idade, dedicou-se a questões sociais e políticas da época. Percorria as regiões do RIO SENA em busca de alimentos para os pobres. Conclamou os parisienses à defesa da cidade contra os hunos e lutou contra a fome. Morreu em 502.

2120 a. em uma família rica nasce o político e advogado romano CÍCERO, em 3 de janeiro de 106 a.C. Foi o maior orador de ROMA – vem de sua eloqüência a palavra “cicerone” como sinônimo de pessoa que conduz turistas, por conta de uma comparação com os efusivos guias turísticas de ROMA. Seus ideais políticos o tornaram um defensor do regime republicano e da Constituição.
493 a. cerca de um mês depois de queimar a bula EXSURGE DOMINE, do PAPA LEÃO X, que o ameaçava de excomunhão e condenava 41 de suas proposições, o teólogo e frade agostiniano MARTINHO LUTERO é excomungado pela Igreja Católica, em 3 de janeiro de 1521, em ROMA.
432 a. nasce JOANA FRANCISCA em DIJON, no dia 3 de janeiro de 1582. Filha de pais pobres, aos 5 anos, assistia uma disputa do pai com um nobre calvinista, sobre a presença real do Santíssimo Sacramento. Sem rodeios, a pequena declarou ao herege: “SENHOR JESUS CRISTO está presente no SANTÍSSIMO SACRAMENTO”, porque ELE mesmo o disse. Se pretendeis não acreditar no que ELE falou, fazei DELE um mentiroso”. O calvinista, para ser agradável a JOANA FRANCISCA, deu-lhe uma boneca, de presente. Ela meteu-a no fogo dizendo: “Assim se queimarão no inferno os hereges, que não acreditaram no que JESUS CRISTO disse”. Com a idade de 20 anos, contraiu núpcias com o BARÃO DE CHANTAL. Dedicada ao esposo, carinhosa para com os filhos, para com os empregados, era de todos querida e amada. Numa caça, o esposo foi vítima de um desastre e morreu em conseqüência de grave ferimento, causado pela arma de um dos companheiros. Vendo-se livre dos laços do matrimônio, JOANA ofereceu a DEUS o voto de castidade: -“Rompestes, SENHOR, os laços que me ligavam a meu esposo; ofereço-vos o sacrifício de minha vida”. Dia-a-dia o coração lhe incendiava mais no fogo do amor a DEUS e do próximo. Pobres e doentes achavam abrigo em sua casa. Filha espiritual de SÃO FRANCISCO DE SALES, a este santo homem confiou a direção de sua alma. A conselho dele, abandonou o pai e os filhos, para se encerrar num convento em ANNECY, por ela fundado. Como religiosa, foi modelo a todas as irmãs. De todas as virtudes monásticas, acatava mais a da pobreza, sentindo-se feliz, quando, não raras vezes, aconteceu-lhe faltar o necessário. JOANA FRANCISCA chegou à idade de 70 anos. Morreu como viveu, santamente, em MOULINS, aos 13 de dezembro de 1641. O corpo da santa achou o último descanso no convento de ANNECY. Os numerosos milagres que lhe glorificaram o túmulo, promoveram a canonização, feita por CLEMENTE XII, em 1767.
265 a. fundado em COPENHAGUE o jornal BERLINGSKE TIDENDE, em 3 de janeiro de 1749.
237 a. da BATALHA DE PRINCETON. Em 3 de janeiro de 1777 o GENERAL GEORGE WASHINGTON comanda suas tropas rumo à vitória contra os britânicos. O sucesso nessa guerra foi decisivo para o reconhecimento da independência dos EUA, declarada um ano antes.
219 a. RÚSSIA e ÁUSTRIA fazem acordo para repartir a POLÔNIA, em 3 de janeiro de 1795.
157 a. arcebispo de PARIS, SIBOUR, é assassinado com uma punhalada no coração, em 3 de janeiro de 1857.
146 a. MUTSUHITO, de 16 anos, é coroado, restaurando o império e colocando fim ao longo regime feudal no JAPÃO, em 3 de janeiro de 1868. Seu nome muda para MEIJI. Com ele, tem início uma série de medidas para adaptar o país à modernização que estava ocorrendo no Ocidente. Durante o período, conhecido como a Restauração MEIJI, o JAPÃO passa por um processo de ocidentalização acelerada, sem deixar de lado sua cultura milenar.
136 a. guerra russo-turca: as tropas russas ocupam SOFIA e os turcos se vêem obrigados a negociar a paz, em 3 de janeiro de 1878.
116 a. nasce LUIZ CARLOS PRESTES o “CAVALEIRO DA ESPERANÇA”, em 3 de janeiro de 1898. Falece em 7 de março de 1990.
112 a. nasce meu tio JOSÉ PINTO DA FONSECA. (3 de janeiro de 1902 – 4 de agosto de 1990).
103 a. (BERLIM) A “NORDDEUTSCHE ALLEGEMEINE ZEITUNG” salienta o fato de ter se firmado muito, no ano findo, a TRIPLICE ALIANÇA. Ao mesmo tempo aquele jornal constata que a situação geral da EUROPA é muito pacífica, em 3 de janeiro de 1911.
102 a. o Consultório de Lactantes e Seção de Inspeção de Amas de Leite, durante o mês de dezembro de 1911, teve o seguinte movimento: Consultas 473, exames de amas 10, exames de leite 5, operação 1. Foram distribuídos 2.220 frascos de leite. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 3 de janeiro de 1912).
101 a. publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 3 de janeiro de 1913: (SÃO PAULO) O Museu do IPIRANGA foi visitado, no correr do ano próximo findo, por 78.485 pessoas, número que, fossem outras as condições de acesso à histórica colina, seria, certamente, muito mais considerável. 
  92 a. nasce o compositor GUILHERME DE BRITO em 3 de janeiro de 1922. Entre seus trabalhos: QUANDO EU ME CHAMAR SAUDADE, PRANTO DO POETA, FOLHAS SECAS (o hino da MANGUEIRA), A FLOR E O ESPINHO.
  88 a. THEDOROS PANGALOS se proclama ditador da GRÉCIA, em 3 de janeiro de 1926, após o golpe de estado ocorrido no país em junho.
  76 a. programa de rádio A HORA DO BRASIL passa a ser transmitido em todo o país, a partir de 3 de janeiro de 1938. Mais tarde, seu nome seria mudado para A VOZ DO BRASIL.
  75 a. nasce o Coronel PM Ref. HORÁCIO LOPES DE CASTRO no dia 3 de janeiro de 1939. Quando eu entrei para o CURSO PREPARATÓRIO DE OFICIAIS, em 11 de fevereiro de 1959, o cadete HORÁCIO LOPES DE CASTRO estava no 2º ano do CP. Saiu ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1962.
  72 a. guerra chinesa-japonesa: CHIANG KAI-CHEK é nomeado comandante em chefe de todas as forças aliadas na CHINA em 3 de janeiro de 1942.
  70 a. morrem mais de 500 pessoas em um choque entre um trem de viajantes e uma locomotiva em um túnel, sendo o maior desastre ferroviário espanhol, em 3 de janeiro de 1944.
  69 a. na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, a ofensiva alemã das ARDENAS fracassa na cidade belga de BASTOGNE, no dia 3 de janeiro de 1945.
  65 a. nasce o Coronel Res. JOÃO EVARISTO DOS SANTOS FILHO, da Polícia Militar de ALAGOAS, em 3 de janeiro de 1949; chegou a ser COMANDANTE GERAL. Foi nosso colega nos Cursos de APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS (CA0-1977) e SUPERIOR DE POLÍCIA (CSP-1987).
  65 a. um tornado causa a morte de 59 pessoas na LOUISIANA, nos EUA, em 3 de janeiro de 1949.
  58 a. ferrovia entre PEQUIM e MOSCOU é inaugurada em 3 de janeiro de 1956.
  56 a. uma expedição neozelandesa, dirigida por EDMUND HILLARY, chega ao POLO SUL, em 3 de janeiro de 1958.
  53 a. ESTADOS UNIDOS cortam relações diplomáticas com CUBA, em 3 de janeiro de 1961, dois anos após a chegada de FIDEL CASTRO ao poder.
  50 a. das anotações feitas em 3 de janeiro de 1964 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 178º - 5 anos e 212 dias na FORÇA PÚBLICA – 119º dia como ASPIRANTE – 106º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Esta sexta-feira é quase uma repetição de ontem. Embarco às 6:14 horas com o ASPIRANTE A OFICIAL GIRALDI, No quartel, sou encarregado de comandar um pelotão da 2ª Companhia e com o 2º TENENTE OLEGÁRIO dou Ordem Unida para a tropa até às 8:30 horas. Logo mais desço para a Escola de Educação Física comandando 3 pelotões (2 da 3ª Companhia e 1 da 2ª Companhia). Ali o SUB-TENENTE VITORIANO ministra aula para a tropa.
Os oficiais do Regimento “9 de Julho” e CFA disputariam a última partida do Campeonato de Futebol de Salão, lutando pela primeira colocação no mesmo. Os alunos-oficiais do 3º CFO também estiveram na EEF para incentivar o time do CFA. Com os TENENTES PAULO, SILVESTRE, TASSO, TENÓRIO, DIRCEU, CONTE, CAPITÃO TRIELLI, MAJOR ADEMAR (atual Diretor de Ensino do CFA) e os terceironistas que foram meus colegas durante alguns anos da Escola da Oficiais, vou torcer pelo Centro. No início o Regimento apresenta-se muito melhor, com três oficiais estupendos: CAPITÃO LARA e TENENTES MEIZIKAS  e NIOMAR CYRNE BEZERRA, contando ainda com a classe do TENENTE FUGA, goleiro da equipe. Assim é que logo venciam por 2 a 0. No entanto, o CFA reage e empata por 2 a 2 no primeiro tempo. Na parte final o Regimento faz 3 a 2; o CFA empata e passa a comandar as ações, vencendo no final por 4 a 3. Conversaria ainda com o ASPIRANTE UBIRAJARA e outros oficiais do Regimento. Eram 11:40 horas quando retorno ao BG com a tropa.
O ASPIRANTE MENDES ainda me pede ajuda com o Conselho de Disciplina ao qual respondeu o CABO CASTORINO como acusado. Dia 6 do corrente esse CD completa o prazo de dois meses, mas praticamente está encerrado. Falta apenas a remessa para a autoridade convocante, nesse caso o MAJOR ALOISIO BORGES, Comandante Interino do Batalhão. Hoje fiz a capa do CD para o MENDES.
Na reunião dos oficiais contamos com a presença do CAPITÃO FRANCISCO ZECHMAN, que retorna ao BATALHÃO DE GUARDAS depois de servir ao Tribunal de Justiça Militar durante o quarto trimestre de 1963.
Viajo no automóvel do CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO que vai até o número 1590 da Avenida NOVA CANTAREIRA para conversar com um médico especialista em paralisia infantil e, depois, leva-me até a entrada do Centro de Formação e Aperfeiçoamento.
Ao passar pelo CFA noto a presença de grande número de candidatos à Escola de Oficiais que estão alojados ali. Farão exames a 21,22 e 23 do corrente.
Minha tarde é de divertimento com meus filhos e as crianças de um vizinho. Os programas de televisão foram muito bons nesta noite:
REPÓRTER ESSO – DIÁRIO DE UM REPÓRTER – CLUBE DOS ARTISTAS, onde apareceram as figuras de EMILINHA BORBA, TRIO TABANTÁJÁ, LEO ROMANO, ORQUESTRA DE DICK FARNEY, ESCOLA DE SAMBA DALINS KUS KHAN. Entre as músicas carnavalescas destacamos: VELINHA ACESA, O CANGACEIRO, GAROTA EXPORTAÇÃO, TOMA CUIDADO MENINA.
PATRULHA FANTASMA: vigoroso policial pelo canal 7.
O canal 5 apresenta O MUNDO É DAS MULHERES às 21:40 horas. HEBE CAMARGO trouxe nesta noite a figura de MOACIR FRANCO para o seu programa.     
  45 a. nasce MICHAEL SCHUMACHER em 3 de janeiro de 1969. No dia 10 de setembro de 2006, após vencer na ITÁLIA, anunciou que iria parar. Não poderia ser de forma mais apropriada. Em meio a festa carregada de emoção para celebrar a vitória da FERRARI, em MONZA, e diante da perspectiva real de conquistar outro título, o oitavo na carreira, MICHAEL SCHUMACHER anunciou, logo após o término do GP DA ITÁLIA, qual seria o seu futuro: “Esse é o momento. Vou parar”. Em seguida ao banho de champanhe que lavou a alma dos milhares de tifosi amontoados sob o pódio, MICHAEL SCHUMACHER retirou-se para conversar com a imprensa e, emocionado, falou: “Hoje é um dia muito especial. Terminá-lo dessa maneira, tendo em mente também o campeonato e o que está por vir ainda....Houve muita discussão e por bom tempo a respeito do que faria da vida e penso que todos os fãs, pessoas interessadas em automobilismo, têm o direito de saber o que irá acontecer. Desculpe se me estendi mais do que vocês desejavam, mas para uma definição dessas é preciso esperar o instante correto e sinto que esse é o momento. Para apressar um pouco, essa foi a minha última corrida em MONZA. No fim desta temporada, decidi, junto de nossa equipe, que irei me retirar das pistas. Vivi tempos realmente excepcionais nesses 30 anos de automobilismo. Amei realmente cada experiência, boa ou má, o que faz a vida ser tão especial. Devo, em particular, agradecer minha família, começando, óbvio, pelo meu pai, minha falecida mãe e, sem dúvida, minha esposa e filhos que, em todos os momentos me apoiaram. Sem essa força, sobreviver neste negócio, neste esporte e num elevado nível de performance penso que seria impossível. Não tenho como agradecer na extensão que precisaria, não só minha família, mas meus companheiros de BENETTON e, claro, as pessoas da FERRARI, onde fiz tantos amigos”. Sua carreira é inagualável: 246 GPs disputados, sete títulos na carreira, 90 vitórias, 1.354 número de pontos, 68 pole positions, 75 melhores voltas, 21 vitórias com pole positions e melhor volta, 13 vitórias na mesma temporada, em 2004. No GP DA ITÁLIA, KIMI RAIKKONEN foi o segundo colocado; ROBERT KUBICA, surpresa, em terceiro lugar; GIANCARLO FISICHELLA em quarto; JENSON BUTTON em quinto; RUBENS BARRICHELLO em sexto; JARNO TRULLI em sétimo; NICK HEIDFELD em oitavo; FELIPE MASSA em nono.   MICHAEL SCHUMACHER nasceu no dia 3 de janeiro de 1969, em HUERTH-HERMUELHEIM, na ALEMANHA. Aos quatro anos de idade ganhou seu primeiro carro – um kart, equipado com motor de cortador de grama, construído pelo pai, RALF, que administrava um kartódromo na cidade onde morava a família SCHUMACHER. A primeira oportunidade na FÓRMULA 1 surgiu em 1991, graças a uma trapalhada de BERTRAND GACHOT, piloto francês que defendia a JORDAN. GACHOT foi preso porque se envolveu em uma confusão com um taxista londrino, e SCHUMACHER foi escolhido para substitui-lo em SPA FRANCORCHAMPS. De lá para cá, foram sete títulos mundiais e uma série de façanhas que o alçaram ao posto de maior piloto de FÓRMULA 1 em todos os tempos. No dia 29 de dezembro de 2013 MICHAEL SCHUMACHER sofreu um grave acidente de esqui e foi internado em estado delicado no Hospital Universitário de GRENOBLE, na FRANÇA. Praticava o esporte em uma estação de neve na cidade de MÉRIBEL, também na FRANÇA. Ele caiu e bateu a cabeça em uma pedra. Os danos só não foram maiores porque ele estava de capacete.    
43 a. morrem 66 pessoas em GLASGOW, ao ceder uma proteção da arquibancada do estádio do CELTIC devido à pressão da torcida, em 3 de janeiro de 1971.
40 a. depois de ficar sem tocar por oito anos, BOB DYLAN inicia em 3 de janeiro de 1974, uma turnê pelos ESTADOS UNIDOS, que, gravada, transforma-se no disco BEFORE THE FLOOD.
39 a. morre KIUSAKU OGINO, ginecologista japonês, descobridor da duração do período de fecundação da mulher, em 3 de janeiro de 1975.
37 a. fundada a APPLE COMPUTER, em 3 de janeiro de 1977. É a primeira indústria de computadores para uso pessoal
36 a. nasce meu primo NORIMAR, neto de tia Helena e do falecido tio RENATO PINTO DA FONSECA, em 3 de janeiro de 1978.
35 a. nasce o ator PAULO VILHENA, em SANTOS, no dia 3 de janeiro de 1979. VILHENA estreou no seriado “SANDY & JÚNIOR” em 1999, vivendo GUSTAVO. Trabalhou na novela “CELEBRIDADE”. É o ADONIAS de “A LUA ME DISSE”. Outras anotações nesta data: um resfriado bravo faz com que tenha uma noite mal dormida. Nesta terça-feira, no CPChq, fico sabendo da morte do MAJOR CAPELÃO PM LUÍS. Na reunião com o Comandante, o CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO lembra-se de seus tempos no pelotão de motociclistas da antiga Força Pública. Na DIRETORIA DE PESSOAL mantenho conversas com o CORONEL PM Ref SÉRGIO DEL BEL, CORONEL PM Ref CAMILO CRISTÓFARO MARTINS, MAJOR PM SACILOTI e acertos com o CAPITÃO PM EUCLIDES sobre transferências de PM na área de choque. Tomo conhecimento do novo Q.O. (Quadro de Organização) para 25 de janeiro de 1979. PM JOÃO GOMES telefona-me e explica a sua situação no Quartel do Comando Geral, designado para tirar guarda no Monumento Mausoléu, no IBIRAPUERA. Nosso Comandante, CORONEL PM RIGONATTO, está preocupado com as promoções de 25 de janeiro e os quadros de oficiais dos Batalhões de Choque. O CPChq passará a ter existência definitiva. Regresso para GUARULHOS às 13:20 horas. Estou acompanhado do CAPITÃO PM MUCILLO que entrou de serviço como Supervisor. Em casa procuro me recompor da gripe. Assisto no Jornal Nacional os acontecimentos em SÃO BERNARDO e OSASCO com violências praticadas contra os motoristas de praça. A crise no IRÃ. O inverno na EUROPA. Briga entre médicos e o atual ministro da Saúde. Começo a ler PAULO SETÚBAL – OS IRMÃOS LEME. LUCINDA segue os capítulos de A SUCESSORA, PECADO RASGADO e DANCIN´DAYS.  
34 a. FRANCISCO SÁ CARNEIRO é eleito primeiro ministro de PORTUGAL em 3 de janeiro de 1980.                                                            
30 a. falece IVETE VARGAS, em 3 de janeiro de 1984.
30 a. BARÃO DE TEFFÉ, navio brasileiro de pesquisas, parte em 3 de janeiro de 1984 para a ANTÁRTICA com a missão de construir a primeira estação brasileira no continente gelado.
30 a. o piloto americano que invadiu o espaço aéreo sírio, sem autorização, é libertado em 3 de janeiro de 1984, na SÍRIA.
27 a. das anotações em 3 de janeiro de 1987: para o Vestibular CSP-87 resolvo ler e estudar os Pressupostos Básicos e Diretriz Para uma Política de Comando. O jornal FOLHA DA TARDE traz: da água ao leite, um festival de aumentos. Poupança rende 5,99% no mínimo.
QUÉRCIA começa a definir sua equipe. PELÉ, rei de novo, mas só por um dia (será amanhã na abertura do Mundialito de Seniores – PACAEMBU – BRASIL enfrentará a ITÁLIA.
Menor carente é tema da Campanha da Fraternidade.
Tromba d´água mata uma pessoa e desabriga cerca de 50 em MINAS, município de VIRGEM DA LAPA.
Neste sábado tranqüilo, de chuvas esparsas, mas fortes, passo uma parte importante lendo Causas da Criminalidade e Fatores Criminógenos, de ORLANDO SOARES.
Mais tarde o PM NORKEVICIUS conduz a viatura COMANDO ANCHIETA. Um PM serve como segurança. Passo a rondar o CANIL, COE, 3º e 1º BPChq. Poucas são as novidades. O CAPITÃO PM BRANCHINI encontra-se no COE. Ele é o Superior da Área de Choque. Ainda encontro o CAPITÃO SILVA e o TENENTE MAURO. No 3º BPChq está o 1º TENENTE PM EVERARDO.
Às 22:30 horas regresso a GUARULHOS. Na Avenida TIRADENTES surpreendemos uma briga entre noivos. Duas viaturas do 15º BPMM aparecem no momento.
Um BOEING 707, da VARIG, com 39 passageiros e 12 tripulantes caiu às 23:45 horas de ontem (dia 2) na selva de AKAKRO, 40 km de ABIDJÃ, capital da COSTA DO MARFIM. Morreram 50 pessoas e há um gravemente ferido. A causa da queda foi o incêndio numa das turbinas. Entre os brasileiros mortos está a religiosa MARIA CÂNDIDA PUPO, freira da Congregação das Calvarianas, que atuava há três anos na ÁFRICA.
Chegou a 102 o número de mortos no incêndio da noite de ANO NOVO no hotel DUPONT PLAZA, de PORTO RICO. Há cerca de 100 pessoas desaparecidas.   
26 a. nasce AYROS MATOS DE SIQUEIRA em 3 de janeiro de 1988.
24 a. falece o CAPITÃO CLÓVIS JOSÉ MENTONI, em 3 de janeiro de 1990.
24 a. no PANAMÁ, o líder deposto MANUEL NORIEGA se entrega em 3 de janeiro de 1990, aos ESTADOS UNIDOS após a invasão do país por tropas norte-americanas.
22 a. ESTADOS UNIDOS e RÚSSIA estabelecem relações diplomáticas em 3 de janeiro de 1992.
21 a. da assinatura do mais amplo tratado de redução de armas nucleares já acertada entre EUA e a RÚSSIA: o START 2, no dia 3 de janeiro de 1993. GEORGE BUSH e BÓRIS YELTSIN firmam o tratado em KREMLIN.
20 a. falece o diretor presidente da EDITORA SARAIVA e LIVRARIA SARAIVA, PAULINO SARAIVA e do Fundador do CLUBE DO LIVRO, Doutor MÁRIO GRACIOTTI, em 3 de janeiro de 1994.
20 a. do acidente aéreo ocorrido na RÚSSIA, causando a morte de 120 pessoas, no dia 3 de janeiro de 1994. O avião TUPOLEV 154, da BAIKAL AIR, caiu a 15 quilômetros da cidade de IRKUTSK, na SIBÉRIA, matando todos os passageiros e destruindo três casas e torres de alta tensão. Entre as vítimas havia 14 estrangeiros, sendo nove alemães, quatro chineses, um austríaco, um indiano e um japonês.
18 a. falece o historiador, crítico e ensaísta MÁRIO SANSONE, no dia 3 de janeiro de 1996.
17 a. das seguintes anotações em 3 de janeiro de 1997: nesta sexta-feira, por volta das 10:30 horas estou no COP. Reúno-me com o TENENTE-CORONEL PM JÚLIO. Durante uma hora e meia ele narra os acontecimentos que se passaram numa cidade do interior onde um prefeito desonesto foi desmascarado pelo seu secretário e ele, TENENTE-CORONEL PM JÚLIO, tomou parte ativa, concatenando as ações contra o prefeito. OREZ telefona-me. Ele está de férias numa região da BAHIA. Na tarde, no MMDC, faço um contato telefônico com a Fundação CÁSPER LÍBERO. Transmito ao veterano SILVEIRA PEIXOTO, através dona IVONE, a posição que me foi dada pelo MAJOR PM OTACÍLIO quanto ao uso do helicóptero da PM. Mantenho contato telefônico com o CAPITÃO PM ARRUDA e com o Professor GABRIEL sobre uma reunião da Comissão da Reforma dos Estatutos no próximo dia 8, por volta das 14 horas. O CORONEL CANAVÓ quer visitar núcleos do MMDC em RIBEIRÃO PRETO, SÃO VICENTE, CAMPINAS e outras cidades. Iremos fazer isso durante o transcorrer do ano. Esfria a tarde. Ameaça chover. Retorno a GUARULHOS viajando no ônibus COCAIA. O funcionário do Correio, JOSÉ PERSIANO DA SILVA, de 33 anos, matou hoje cedo, a tiros, sua ex-mulher KÁTIA SIRÊNIA MONSUIDO DA SILVA, de 27 anos, na agência do correio, na Rua PAMPLONA, número 1083. Depois do crime, JOSÉ foi para a estação SÉ do METRÔ e se jogou na frente de uma composição da linha BARRA FUNDA – CORINTHIANS ITAQUERA. Mais uma chacina na GRANDE SÃO PAULO, a segunda de 1997; três rapazes foram assassinados a tiros em DIADEMA. Faleceu o compositor OSCAR DA PENHA, o BATISTINHA, um dos sambistas da velha guarda baiana.
A Assembléia Legislativa de SÃO PAULO deu posse hoje pela manhã a 11 novos deputados, que assumem as vagas deixadas por parlamentares que se elegeram prefeitos, e a quatro outros suplentes que exercerão o mandato em substituição a deputados que se licenciaram para exercer cargos no Executivo. Entre os novos deputados estão RAFAEL ANTÔNIO DA SILVA, o primeiro deficiente visual a assumir uma vaga na Assembléia e o CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, que comandou a ação da PM que resultou no massacre de 111 presos no CARANDIRU, em 1992.
No CPA/M-7, em GUARULHOS, o Comando do Policiamento realizou a solenidade de Compromisso de oficiais promovidos ao primeiro posto e recepção de 37 Aspirantes a Oficial. Presidiu a cerimônia o Chefe do Estado Maior do CPA, CORONEL PM JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO. Ao seu lado estava o bispo da Diocese de GUARULHOS, DOM LUIZ GONZAGA BERGONZINI. Estavam presentes o Comandante do 17º BPMM, MAJOR PM NABUO XIOL; O Comandante do 26º BPMM, MAJOR PM MOACIR (que comandou a tropa formada) e o Comandante Interino do 15º BPMM, MAJOR PM RUI. O atual Comandante do CPA/M-7 é o CORONEL PM VALDIR SUZANO.  
16 a. das anotações feitas em 3 de janeiro de 1998: neste sábado, dona DEOLINDA, irmã da LUCINDA, telefona para dizer que à tarde irá visitar sua mãe, dona ESMERALDA. Aproveito a manhã para continuar a leitura do 14º tomo de minhas memórias, já no mês de outubro de 1963. Como Aspirante a Oficial, exercia minhas funções no velho BATALHÃO DE GUARDAS, ao lado dos companheiros da Escola de Oficiais: MENDES, AMÉRICO, GIRALDI e BORINI. Enfrentávamos as inúmeras prontidões daquela época, além dos serviços atinentes ao quartel. No dia 18 de outubro de 1963, os aspirantes ofereciam um almoço aos oficiais do BATALHÃO DE GUARDAS. Meus pais lutavam pela herança do avô FONSECA, por um dinheiro atrasado do IAPI e pela volta do meu irmão CARLOS, trabalhando numa agência do Banco do Brasil, em LIMOEIRO, PERNAMBUCO. No dia 19 de outubro de 1963 comemoramos os 4 anos de minha prima RITA REGINA; dia 25 de outubro, comemoração dos 3 anos do meu filho MÁRIO; dia 29 de outubro “estourava” uma greve de metalúrgicos no ABC; dia 2 de novembro, meu irmão CARLOS completava 25 anos de idade, em LIMOEIRO – PE. No dia 13 de novembro passava para a reserva o CORONEL NABOR. O comandante do BG, TENENTE-CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS era promovido a CORONEL e escolhido para ser o novo Chefe do Estado Maior da Força Pública. O MAJOR ALOÍSIO BORGES assumia, interinamente, o Comando do BG; dia 16 de novembro era eu o porta-estandarte do BG no desfile de Encerramento do Conselho Interamericano de Estudos Sociais da OEA, na CIDADE UNIVERSITÁRIA; dia 19 de novembro minha mãe completava 55 anos de idade; 22 de novembro, era assassinado o Presidente dos ESTADOS UNIDOS, JOHN KENNEDY. LINDON JOHNSON assumia a presidência; dia 24 de novembro, o assassino de KENNEDY, LEE OSWALD, é morto a tiros por JACK RUBISTEIN. Em fins de novembro tivemos a greve da SOROCABANA. Fui trabalhar nos trens, entre OSASCO e BARUERI. No dia 15 de dezembro o BG participava do Desfile do 132º aniversário da Força Pública; 16 de dezembro, 65º aniversário de meu pai, MÁRIO DA SILVA VENTURA; no dia 19 de dezembro, casamento de minha prima NAIR com o senhor FERREIRA, na Igreja NOSSA SENHORA DE LOURDES, na cidade de POÁ; dia 27 de dezembro, comemoração do meu 27º aniversário; em 31 de dezembro participava do policiamento da XXXIX CORRIDA DE SÃO SILVESTRE. Vencia o belga HENRY CLERKX. Já em 1964, no dia 6 de janeiro, assumia a função de Secretário do Batalhão de Guardas. No dia 7 de janeiro o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS apresentava-se no BG No dia 9 de janeiro, deixavam o BG o CAPITÃO HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO e o 1º TENENTE CARLOS FERNANDES, transferidos para o 2º BP. Em 10 de janeiro, o TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA assumia o Comando do Batalhão de Guardas. No dia 21 de janeiro, finalmente, meu irmão deixava LIMOEIRO-PE para assumir uma função na agência do Banco do Brasil de RIO CLARO-SP.
Dona DEOLINDA vem visitar sua mãe, dona ESMERALDA. Traz a notícia dos nascimentos das filhas da VILMA e CÉSAR, VITÓRIA em 16 de novembro de 1996 e SOFIA, em 24 de outubro de 1997, suas netas. VITÓRIA e SOFIA são bisnetas de dona ESMERALDA que tem 9 filhos, 24 netos 20 bisnetos e uma trineta, recentemente, vinda ao mundo, filha do seu bisneto ALEXANDRE (filho da JOSEFINA, neta de dona ESMERALDA e filha do APPARÍCIO). Dona DEOLINDA também corrige a data de seu casamento com o senhor ABÍLIO: 6 de janeiro. Diz também que o senhor ABÍLIO não está bem de saúde, com problemas nas pernas. Nesta tarde assisto CORINTHIANS 1 x BAHIA 0, abrindo a 29ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Ainda releio, neste sábado de calor insuportável, os dias 1º a 7 de janeiro de 1986 a 1992. Leio até tarde um romance de ficção de MÁRIO SOUZA: A ORDEM DO DIA.     
15 a. das modificações em nossa casa: JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA pintava o corredor de acesso da sala à cozinha da residência, no dia 3 de janeiro de 1999. Outras anotações nesta data: levanto tarde neste domingo. Vejo que o Ano Novo já está apresentando o seu terceiro dia, afastando, cada vez mais, 1998 para o passado. Em minha biblioteca, releio os dias 1º a 7 de janeiro de muitos anos, confrontando-os. Assim é que lembramos os anos de 1970 a 1978, onde três fatos lamentáveis são citados? 1º de janeiro de 1970 – falecimento de meu pai; 1º de janeiro de 1975 – desmantelamento de meu lar e 1º de janeiro de 1978 – assassinato do PM ANTÔNIO ZORZI NETO. Também relembro os 1º a 7 de janeiro de 1987 a 1992.
LUCINDA tem pressa no término da reforma da casa. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA pinta o corredor entre a sala e a cozinha e enverniza a porta da sala para esse corredor. Vamos almoçar na casa da MARLENE.
DONA ESMERALDA e Senhor JOSÉ THOMAZ vêm a GUARULHOS para uma visita à mãe da LUCINDA. Convidam-na para ir juntos à casa de DONA ESMERALDA (mãe). LUCINDA prefere cuidar da casa, toda empoeirada porque o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA tinha lixado as paredes do corredor. Mais tarde eles vêm à nossa residência para um café.
Telefono para minha mãe, já que não fui em POA neste domingo. Parece que tudo vai bem com ela.
As mães das garotas atropeladas e mortas na RIO – SANTOS pelo universitário MARCOS VINÍCIUS VILELA PASCHOAL, de 25 anos, temem que ele seja posto em liberdade e exigem Justiça. O advogado do rapaz entrará amanhã com pedido de relaxamento do flagrante e liberdade provisória. MARCOS é filho dos fundadores da rede de pizzarias MICHELÚCCIO.   
15 a. lançamento ao espaço, pela NASA, em 3 de janeiro de 1999, da sonda MARS PLAR LANDER, com destino a MARTE.
14 a. de outra das modificações em nossa residência, sempre  proporcionada pela LUCINDA. Dessa feita, o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA preparava a parede externa de minha biblioteca para pintura, em 3 de janeiro de 2000.

ACONTECEU EM 3 DE JANEIRO DE  2001 : -    QUARTA-FEIRA
Em casa, as coisas não mudaram nada de 2000 para o ANO NOVO. LUCINDA levanta às 5 horas, acordada por mim. Depois vai acordar o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR para o primeiro serviço de 2001, no CSM/AM. A novidade que se pode apontar no início de 2001 é um Curso de Enfermagem que a MARLENE começou ontem. Estuda pela parte da manhã. O PAULO CÉSAR é o pior momento. Não fez nada em 2000 e parece que não tem idéia de fazer algo neste ANO NOVO. Agora, com 20 anos, vai se tornando um caso difícil para se resolver.
Não ando bem neste início de janeiro. O calor amola bastante o meu problema de pressão alta. Também irrita muito a LUCINDA, com dores causadas pelas varizes. Fica até desorientada com isso.
Não tenho notícias da grande Operação em andamento, sabotada por desonestos policiais. O roubo de cargas complicou-se nos últimos anos por causa de sua conexão com o narcotráfico. 

NICOLAU DOS SANTOS, o famigerado “JUIZ LALAU”, foi removido às 16h15, da Polícia Federal para o 77º Distrito Policial, no bairro de SANTA CECÍLIA. Essa transferência atendeu uma determinação da Justiça Federal. Pela primeira vez, desde que se rendeu, em 8 de dezembro de 2000, ele foi exposto publicamente. Chegou às 16:23 horas na delegacia, sem algemas, usando boné e óculos escuros. Não falou nada e deu risada quando um repórter perguntou: “Excelência, onde está o dinheiro do Fórum?!. A nova cela tem 9 metros quadrados e é ocupada também pelo jornalista ANTÔNIO PIMENTA NEVES, preso pelo assassinato de SANDRA GOMIDE. A defesa de LALAU entrou com recurso pedindo que ele volte à Polícia Federal ou tenha prisão domiciliar.

Seis meses depois de ser negociado com o PARMA, ALEX volta ao PALMEIRAS como o principal reforço para a disputa da LIBERTADORES DA AMÉRICA. O SÃO PAULO está pagando três milhões de reais pelo jogador ADHEMAR, a revelação do SÃO CAETANO, artilheiro da COPA JOÃO HAVELANGE.   

Em JACAREÍ, tentativa de assalto a um carro-forte, defronte do Supermercado PÃO DE AÇÚCAR. Morreram no assalto o policial civil MAURO MORALES, de 37 anos; o assaltante ROBERTO ALVES LOUREIRO e a representante comercial ANDRÉA ERNESTO SILVA. Dois dos bandidos foram presos e confessaram que a quadrilha pertence ao ABC paulista, cuja ação foi planejada com a ajuda de uma pessoa da região do VALE DO PARAÍBA.

2 002:-    QUINTA-FEIRA
Dia muito quente: 32 graus de temperatura. Não estou bem de saúde, com a pressão alta, apesar dos remédios que venho tomando. Presido a reunião do MMDS. Não há pontos dignos de registro. MÁRIO MARGARIDO vai dar uma palestra no BRÁS. Comentamos muito a morte misteriosa do seqüestrador FERNANDO DUTRA PINTO. Será que foi “queima de arquivo”?

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, encontro o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES reunido com o advogado e conselheiro da Sociedade, LUÍS SÉRGIO CARRARO. Estudam a defesa que irão fazer no processo que REGINA CELENTANO inventou contra o Sr. MARCONDES, quando ele era o presidente do MMDC. Essa mulher é um peso enorme na Sociedade. Desde 1988 vem aprontando das suas. Agora, o advogado CARRARO vai estudar bem tudo que de errado ela fez na Sociedade para elaborar a defesa do seu cliente.
Atendo OREZ, que vem procurar subsídios para uma aula de segurança. Comparece no MMDC a viúva do ex-combatente MANUEL DIAS DE OLIVEIRA, dona DEISE, residente em RIBEIRÃO PRETO. Ela trouxe ontem o capacete do falecido e o seu bastão de comando quando esteve à testa do EXÉRCITO REVOLUCIONÁRIO.

GRANDE SURPRESA ESTÁ RESERVADA no momento que chego em casa. LUCINDA conta, emocionada, que vai ser bisavó. A KÁTYA EL MOUALLEM está grávida de dois meses. O PAULO CÉSAR deu a notícia para sua avó somente hoje à tarde. Agora sua vida deve sofrer séria transformação, deixando de ser o folgado que, aos 21 anos, nada fazia de útil na vida. Não trabalha até hoje, mas isso deverá mudar, caso encare com responsabilidade devida o seu papel de pai. LUCINDA está ainda abismada com a notícia e não assimilou bem a situação. Outro que ficou bastante alterado foi o JOÃO, não esperando ser avô fora do tempo. Namorando a KÁTYA já há quase três anos, naturalmente isso era de se esperar. Já tinha tocado nesse assunto com a LUCINDA várias vezes, mas ela sempre achou que era brincadeira minha, não levando a sério a idéia de ser bisavó. Acredito que, daqui para a frente, teremos muitas notícias acerca desse problema surgido na família.

ACONCÁGUA: DUPLA BRASILEIRA VENCE A TERRÍVEL FACE SUL: Os alpinistas VÍTOR NEGRETTI e RODRIGO RAINIERI enfrentaram nevascas, ventos de até 100 km/hora e temperaturas de 30 graus negativos para se tornarem os primeiros brasileiros a escalar o lado mais difícil da montanha argentina. No percurso, os alpinistas encontraram os corpos de outros dois brasileiros que morreram em 1998 tentando chegar ao topo da montanha: OTHON LEONARDOS e ALEXANDRE OLIVEIRA. “Eles estão sentados diante da Cordilheira dos Andes e parecem serenos”, disse RODRIGO RAINIERI.     
 
A POLÍCIA MILITAR cercou a casa onde BRUNA GOMES DE FRANÇA DA CONCEIÇÃO, 18 anos, era mantida refém e, após seis horas e quarenta minutos de negociação convenceu o porteiro ANDRÉ LUÍS LAURENTINO, 24 anos, a soltar a moça e se entregar. O cerco aconteceu em torno da casa de BRUNA, na rua FERNANDO MARTINEZ GUEBARA, no JARDIM TIRADENTES, em DIADEMA. LAURENTINO amarrou com fios os pulsos e tornozelos da ex–companheira na casa dela, ameaçando-a com uma faca de cozinha no pescoço, enquanto exigia a presença de equipes de televisão para “expor o caso ao público”. Tudo aconteceu ontem, por volta das 19 horas, quando LAURENTINO foi visitar os filhos na casa onde a ex–mulher vive com duas irmãs e os pais. Houve uma discussão e LAURENTINO fez BRUNA refém.  Chorando muito, LAURENTINO foi levado para o Hospital Público de DIADEMA, onde recebeu sedativos. Foi indiciado por cárcere privado e ameaça.

MILHARES DE AUSTRALIANOS dormiram ao ar livre, pela segunda noite consecutiva, fugindo dos incêndios no leste da AUSTRÁLIA. O fogo, que atingiu a localidade turística de SUSSEX INLET, na costa sudeste australiana, espalhou-se em seguida por BENDALONG  e BERRINGER LAKE, a 10 km da capital. Sete mil pessoas foram retiradas de SUSSEX INLET, mas estão presas numa praia, já que o fogo bloqueou os acessos ao local. Estima-se que o fogo tenha destruído cerca de 160 casas, além de carros e várias embarcações.
 
2 003   :     SEXTA-FEIRA  
Logo cedo, dona ESMERALDA assusta a LUCINDA. Diz que o JOÃO caiu na garagem e está morto. Na verdade, ele se estendeu em baixo do seu carro para trocar a bomba de gasolina, danificada na viagem que o PAULO CÉSAR fez até TRINDADE, no RIO, causando a aventura do dia primeiro do ano, quando foram obrigados a ir buscar o carro, com a ajuda do guincho da PORTO SEGURO. Dona ESMERALDA faz um carnaval por qualquer coisa.
Clima de muita tranquilidade no MMDS, onde os oficiais devem ter reconhecido que eu tinha razão em não querer que metessem a mão no dinheiro do caixa, no final do ano. Agora fazem planos para 2003.
Mais uma vez a Sociedade Veteranos de 32-MMDC é visitada por um oficial de Justiça. Queria entregar o documento sobre o embargo das obras no Monumento–Mausoléu, mas não encontra o presidente e deixa isso para segunda–feira, dia 6. O Sr. MARCONDES vem mais tarde e verifica a enorme quantidade de água que entra por causa da chuva torrencial que cai nesta tarde, no mesmo horário da pancada d´água que surpreendeu os paulistanos na data de ontem. Conversa, por telefone, com o general BUENO e o convida para uma reunião da DIRETORIA EXECUTIVA na próxima terça–feira, dia 7.

O prenome de uma rua na placa amassada e o barulho de aviões pousando e decolando foram as pistas que ajudaram a Polícia Civil a “estourar” um cativeiro no BAIRRO DOS PIMENTAS, em GUARULHOS, perto do Aeroporto Internacional FRANCO MONTORO. Nove seqüestradores foram identificados e presos. O bando era chefiado pelo ex–PM ÉMERSON OLIVEIRA RAMOS, de 28 anos.

A polícia civil de PRAIA GRANDE realizou hoje a reconstituição do assassinato da jornalista SUELI JACINTO, em 16 de dezembro. A adolescente de 13 anos, que confessou ter participado do crime junto com o amante, o taxista CLAUDIONOR ALMEIDA DE SOUZA, de 54, marido da vítima, participou da reconstituição. Na casa da VILA CAIÇARA, onde a jornalista foi morta, cerca de cem pessoas receberam a garota com gritos de “assassina”. A adolescente mostrou aos policiais como SUELI foi assassinada por SOUZA.

O programa de liberdade assistida da FEBEM deverá ser ampliado, segundo o secretário estadual da EDUCAÇÃO, GABRIEL CHALITA. O governo do Estado anunciou hoje o nome do novo presidente da FEBEM: o promotor de Justiça PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA E COSTA, que substituirá MARIA LUIZA GRANADO.

A primeira reunião do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA com sua equipe durou cinco horas e foi dominada pelo programa FOME ZERO. No encontro, LULA cobrou o envolvimento dos ministros na proposta. Hoje mesmo, o novo titular da DEFESA, JOSÉ VIEGAS, anunciou o adiamento da licitação para a compra de aviões para a FORÇA AÉREA BRASILEIRA no valor de 700 milhões de dólares. O dinheiro deverá ser usado no combate à miséria. Na reunião, o presidente determinou ainda a redução de 10% do orçamento de cada ministério para este ano. LULA também pediu que os ministros entreguem em 30 dias um plano de metas para suas áreas.

DÓLAR TEM MENOR VALOR DOS ÚLTIMOS 105 DIAS. O dólar comercial fechou hoje em queda de 2,26%, cotado a R$ 3,455 na venda, o menor valor desde 20 de setembro de 2002. Colaboraram para o bom desempenho do real a confiança do mercado no novo Governo e a forte procura pelos títulos da dívida externa.

MARIA APARECIDA FRANCISCO e JOSÉ ANTÔNIO DE ANDRADE recuperaram o filho recém–nascido que havia sido raptado em um hospital em LENÇÓIS PAULISTA, no interior. O bebê foi encontrado 12 horas depois pela polícia com ROSEMEIRE MORAES, de 21 anos. ROSEMEIRE entrou no quarto onde MARIA APARECIDA dormia com LUCAS GABRIEL DE ANDRADE depois de amamentá-lo e saiu sem ser vista por funcionários. ROSEMEIRE perdeu um filho há um ano e teve dois abortos espontâneos, sofrendo com crises de depressão.

Depois de passar oito anos no PALÁCIO DO PLANALTO como um dos principais auxiliares do ex–presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e resistindo a inúmeras tempestades políticas, o general ALBERTO CARDOSO regressou ao EXÉRCITO. Ele assumirá o cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia do Exército, no RIO, no lugar do general JORGE ARMANDO FÉLIX, nomeado para substituí-lo na chefia do Gabinete de Segurança Institucional. A troca de postos entre os dois generais faz parte de uma série de nomeações que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA assinará nos próximos dias. Para o lugar do general FRANCISCO ROBERTO ALBUQUERQUE, que assumiu hoje o COMANDO DO EXÉRCITO e ocupava até então o Comando do SUDESTE, em SÃO PAULO, LULA vai nomear o general SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO. O general CORDEIRO era comandante da 11ª Região Militar, em BRASÍLIA, quando estourou a greve da Polícia Militar, em TOCANTINS e, designado negociador para o caso, foi responsável pelo fim da rebelião dos policiais no Estado. O novo CHEFE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO será o general ANTÔNIO APPARÍCIO DOMINGUES, que estava à frente do COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA.

O escritor espanhol JOSÉ MARIA GIRONELLA, ganhador de vários prêmios literários, entre eles o NADAL e PLANETA, morreu hoje, em BARCELONA, aos 85 anos. Nascido na região da CATALUNHA DE DARNIUS, em GERONA, no dia 31 de dezembro de 1917, o escritor é conhecido pela obra OS CIPRESTES CRÊEM EM DEUS, uma trilogia sobre a guerra civil espanhola, que ocorreu entre 1936 e 1939. Foi com o livro UM HOMEM  que  GIRONELLA  ganhou o  prêmio  NADAL,  em 1946. E pela obra CONDENADOS A VIVER, que supostamente recebeu o prêmio PLANETA, em 1971. Também figura em sua coleção de prêmios o conhecido como NACIONAL DE LITERATURA.

Soldados e policiais venezuelanos dispararam balas de borracha e lançaram gás lacrimogêneo para tentar afastar adversários e simpatizantes do presidente HUGO CHÁVEZ durante manifestação em CARACAS. A TV americana CNN afirmou que os confrontos deixaram 23 feridos. A paralisação comandada por líderes sindicais entrou hoje no seu 33º dia. A passeata da oposição marchava em direção ao FORTE TIUNA, a maior fortaleza militar de CARACAS, quando policiais e soldados tentaram dispersar. A GUARDA NACIONAL interveio quando partidários de CHÁVEZ resolveram atirar pedras e garrafas contra os opositores. A GUARDA NACIONAL e a POLÍCIA MILITAR ergueram barricada no início da avenida LOS PRÓCERES para impedir que os manifestantes passassem por ali.

FALECEU o astrólogo americano SYDNEY OMARR, aos 76 anos, guru de estrelas do cinema. Suas previsões para o jornal LOS ANGELES TIMES foram publicadas no BRASIL pelo jornal O ESTADO DE SÃO PAULO. Em LOS ANGELES.

PRESO o inglês GEORGE ANTHONY STANWAY, que se identifica como tenente, dono de banco e ator, por manter trancados três prostitutas, duas delas menores de idade, e um rapaz dentro de um apartamento de um apart-hotel, no LEBRON, no RIO.

ASSISTO ao filme da TV de 1999, direção de BRUNO BARRETO, com AMY IRVING, ANTÔNIO FAGUNDES, ALEXANDRE BORGES, DÉBORA BLOCH, DRICA MORAES e GIOVANNA ANTONELLI. Ex–aeromoça, americana e viúva mora no Rio de Janeiro desde a morte do marido e trabalha como professora em um curso de inglês. Entre seus alunos, tipos diversos como um jogador de futebol do FLAMENGO e da seleção brasileira que está se transferindo para a EUROPA e um advogado. Ambos se apaixonam por ela, iniciando uma ciranda amorosa marcada por equívocos culturais e lingüísticos. BRUNO BARRETO idealizou o filme para sua mulher, a americana AMY IRVING, pensando no mercado externo. Assim, em praticamente todas as cenas é possível ver a beleza natural do RIO, especialmente as praias. Em uma análise rigorosa, o filme revela-se destituído de qualidades. Mas como passatempo serve, especialmente pela bela trilha sonora.

2 004  :  -  /202 91 153   9418202 – (141/) – 1+1=2      SÁBADO
Relembro o que aconteceu em 3 de janeiro de 2002, quando LUCINDA recebeu, abismada, a notícia da gravidez da KÁTYA EL MOUALLEN. PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA, autor da façanha, desempregado, não poderia sustentar o garoto que nasceria em 25 de julho de 2002. Ele estava com 21 anos. Pensava eu que, pai, tomaria uma decisão na vida, arrumando um emprego. LEDO ENGANO! Tudo continua na mesma. O rapaz, agora rumando para os seus 24 anos, não quer saber do trabalho. Vive em casa, vez ou outra estampando uma camiseta, isso porque a avó dá em cima. De resto, é uma modorra e uma vida vazia, sem esperanças. IAGO continua com a mãe da KÁTYA, indo e vindo de casa e as notícias boas que eu esperava ainda não aconteceram. Não entendo o porquê dessa vadiagem do PAULO CÉSAR, sempre com uma desculpa esfarrapada que não há serviço e com a danosa cobertura da avó, que tem muita culpa nessa maneira de ser do neto.

DIÁRIO DE SÃO PAULO, de 3 de janeiro de 2004: MOTORISTAS DAS ZONAS SUL E OESTE QUE USAM TODOS OS DIAS AS AVENIDAS REBOUÇAS E CIDADE JARDIM DEVEM BUSCAR OUTRAS ROTAS. O PRIMEIRO BLOQUEIO OCORRERÁ À MEIA-NOITE DE HOJE NA REBOUÇAS.
A construção de duas passagens subterrâneas na Avenida FARIA LIMA, um dos principais eixos viários de SÃO PAULO, irá alterar o roteiro de milhares de paulistanos a partir de amanhã. As obras só devem ser concluídas em 11 meses. A primeira interdição acontecerá à meia-noite de hoje na confluência das avenidas REBOUÇAS e EUSÉBIO MATOSO com FARIA LIMA. No próximo dia 11, será interditado trecho do eixo avenida CIDADE JARDIM-AVENIDA EUROPA, também na junção com FARIA LIMA. As obras causarão o desvio de 32 linhas de ônibus na região de PINHEIROS, a desativação das vagas de ZONA AZUL em 14 ruas e o deslocamento de sete pontos de táxi. Os dois túneis vão custar cento e quarenta e nove milhões de reais.

LUCINDA recebe a visita de seu irmão JOSÉ. Os problemas com o MANECO continuam. Para piorar a situação, o AMÉRICO, também irmão, visitou o MANECO no dia 2 e este, fazendo-se de vítima, queixou-se do JOSÉ, dizendo não estar sendo bem tratado por ele, sofrendo de doença que o deixa em situação lastimável. Isso não deveria ser levado em conta porque o MANECO é esquizofrênico, mas o AMÉRICO tomou as dores do irmão e discutiu com o JOSÉ. Para se desabafar, ele vem conversar com a LUCINDA. Os irmãos “METRALHA” sempre deram o que falar, antes, porque bebiam e discutiam por qualquer coisa, e agora porque o MANECO está “jogado”, sem que as pessoas liguem para ele.
Durante o sábado, vou organizando ainda as pastas do ano que passou, trabalho esse que ainda irá durar alguns dias. O que me atrapalha é uma gripe que está chegando, pois ontem andei me molhando no deslocamento para a cidade de SÃO PAULO.

Estou lendo ONZE MINUTOS, de PAULO COELHO. A carreira do escritor é hoje um fenômeno da cultura de massa reconhecido em todo o mundo. Seus livros são lidos em 150 países: O DIÁRIO DE UM MAGO, BRIDA, AS VALKÍRIAS, NA MARGEM DO RIO PIEDRA EM SENTEI E CHOREI, O MONTE CINCO, MANUAL DO GUERREIRO DA LUZ, VERONIKA DECIDE MORRER, O DEMÔNIO E A SENHORITA PRYM são livros que vêm provando a solidez do talento de seu autor e a fidelidade de seus leitores. Em 28 de outubro de 2002, PAULO COELHO assumiu sua cadeira de imortal na Academia Brasileira de Letras. Nesse livro, ele aborda um tema polêmico: o sexo. Conta a história da prostituta MARIA.
 
Os garotos do SANTOS estreiam hoje na COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR com uma vitória convincente com o MADUREIRA por 3 a 0. DIEGO, DOMINGOS e LUIZINHO marcaram para o PEIXE, que lidera o GRUPO A. Ainda hoje, dois jogos pelo Grupo F da COPINHA, com sede em BARUERI. O FLAMENGO venceu o SANTA CRUZ por 1 a 0 e o BARUERI ganhou do PAYSANDU por 5 a 1.

Seis encapuzados, armados com pistolas e revólveres, atiraram contra um grupo de seis jovens, às 21:30 horas de ontem (dia 2), numa favela do bairro VILANOVA, em SANTANA DO PARNAÍBA. Quatro deles morreram. Foi a primeira chacina de 2004. As vítimas tinham entre 15 e 29 anos e conversavam na rua no momento do crime. Os dois sobreviventes – de 19 e 23 anos – foram feridos, mas estão fora de risco. Os assassinos limitaram-se a determinar que as vítimas colocassem as mãos na cabeça e atiraram, fugindo em seguida. Em 2003, houve TRINTA E CINCO chacinas da região metropolitana.

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida no capotamento de um caminhão, na rodovia FERNÃO DIAS, já perto da zona norte da capital. O acidente aconteceu por volta das 7 horas. O caminhão seguia para a capital com uma carga de refrigerantes. No km 79, bateu em um barranco e captou. O motorista, LUIZ LEITE, 45 anos, morreu na hora. LUIZ PALONI, 43, e JOSÉ MONTEIRO, 42, foram socorridos pelo helicóptero da PM, mas PALONI morreu. A carga de refrigerantes se espalhou e causou a interdição da pista da direita e do acostamento.
O piloto brasileiro KLÉVER KOLBERG, ao lado de LOURIVAL ROLDAN, terminou em 32º lugar na categoria carros a terceira etapa especial de nove quilômetros do RAPI PARIS-DACAR, realizada hoje, em CATELLÓN, na ESPANHA. O primeiro lugar entre os carros foi do sul-africano GINIEL DE VILLIERS, que terminou quatro segundos à frente do belga GRÉGOIRE DE MEVIUS. Esta foi a primeira vitória de DE VILLIERS. Entre as motos, o brasileiro JEAN AZEVEDO ficou com a 43ª posição, atrás do francês DAVID FRETIGNE, líder da etapa. FRETIGNE superou mais uma vez o compatriota CYRIL DESPRÉS. O terceiro colocado foi o italiano GIOVANNI SALA. Entre os caminhões, a equipe do brasileiro ANDRÉ AZEVEDO ficou em sétimo lugar, com o holandês GERARDUS DE ROOY em primeiro. Seu companheiro JOHANNES DE ROOY ficou em segundo, seguido do russo VLADMIR TCHAGUINE, em terceiro.

Um BOEING-737/300 da empresa egípcia AIR FLASH caiu hoje no MAR VERMELHO logo após ter decolado do balneário de SHARM EL SHEIKH, 500 km a sudeste do CAIRO, matando 134 turistas franceses, um marroquino e 13 tripulantes egípcios. Não há sobreviventes, e entre as vítimas há “muitas” crianças, disseram as autoridades. O aparelho, construído em 1993, havia recentemente passado por revisão na NORUEGA. Ele chegara ao balneário no dia 27 de dezembro, à noite, com turistas italianos procedentes de VENEZA e MILÃO. Decolou às 4:44 horas com destino a PARIS e escala no CAIRO para reabastecimento e troca de tripulantes.  SHARM EL SHEIKH, entre a península do SINAI e a ARÁBIA SAUDITA, é um dos locais mais freqüentados por europeus no MAR VERMELHO. 

Socorristas iranianos encontraram hoje uma mulher de 97 anos, viva e consciente, em meio aos destroços deixados pelo terremoto que destruiu a cidade de BAM, nove dias atrás. SHARBANOU MAZANDARANI foi salva graças aos móveis que se sobrepuseram no momento do desabamento de sua casa. Seus gemidos de dor foram captados por cães farejadores, que rastreavam a zona de BANG NARANG, uma das mais afetadas pelo tremor que assolou a cidade iraniana em 26 de dezembro. O violento terremoto causou a destruição total ou parcial de mais de 70% das casas da histórica BAM e a morte (confirmada) de quase 30 mil pessoas. Na sexta-feira, dia 2 de janeiro, médicos enviados pelos EUA operaram um jovem soldado iraniano que tentou suicídio depois de saber que o terremoto havia dizimado toda sua família.

A GLOBO apresenta o filme MALENA, de 2000. Direção de GIUSEPPE TORNATORE, com MONICA BELLUCCI, GIUSEPPE SULFARO, LUCIANO FEDERICO, MATILDE PIANA e PIETRO NOTARIANNI. Os românticos vão achar linda a história do menino que lembra seus verdes anos, numa cidadezinha da SICÍLIA, durante a 2ª GRANDE GUERRA. Ele descobre o desejo com a deslumbrante MALENA, mas ela, depois que o marido é dado como morto em combate, entrega-se aos oficiais nazistas e fica mal falada. Impressionante é a tentativa de linchamento da prostituta, após o bombardeio da cidade. Terminada a guerra, retorna o marido de MALENA e não a encontra. Mais tarde, tanto ele, sem um braço, como ela, retornam para uma vida normal, como se nada tivesse acontecido. Apenas ficam as lembranças do rapazinho, agora já adulto, que teve na adolescência essa fantasia.

MORREU em PORTUGAL o pintor “naif” português VICTOR SILVA VIEIRA. A informação foi divulgada por NUNO LIMA DE CARVALHO, diretor da GALERIA DE ARTE DO CASSINO ESTORIL, para quem “a pintura de SILVA VIEIRA é “naif” autêntica, com suas características de ingenuidade e infantilidade.

Na  primeira entrevista após o acidente de moto em dezembro de 2003, o roqueiro OZZY OSBOURNE disse que “poderia estar morto” e que esta foi a segunda vez em que “voltou à vida” graças à ajuda de seu guarda-costas SAM RUSTON. “Aquela moto é para crianças ou idiotas. Sou um idiota, sei que tenho 55 anos, mas quero continuar com 21”.
  
2 005  :   -  SEGUNDA-FEIRA       143//  2183K1  (141/)
Vinte quatro horas de muita ação e emoção é o que garante o terceiro ano do seriado “24 HORAS”. Com estréia nesta segunda-feira, logo após o JORNAL DA GLOBO, o seriado vai ao ar de segunda a sexta-feira, em 24 episódios com uma hora de duração cada. A terceira temporada da série mostra o agente especial JACK BAUER (KIEFER SHUTERLAND) com a missão de eliminar um vírus mortal. JACK, que agora comanda uma divisão especial de operações antiterroristas, tenta encontrar pistas para localizar essa perigosa ameaça. Além de KIEFER SHUTERLAND, estão no elenco ELISHA CUTHBERT (KIMBERLY BAUER), DENNIS HAYSBERT (PRESIDENTE DOS EUA, DAVID PALMER), entre outros. Para cumprir sua missão, o agente BAUER deverá se infiltrar numa perigosa quadrilha de terroristas, comandada pelos irmãos RAMÓN SALAZAR (preso por BAUER) e HÉCTOR SALAZAR, que faz ameaças de disseminação do vírus caso o governo não liberte o irmão.

Essa segunda-feira é de modorra. Não estou animado para iniciar a primeira semana do ano. Minhas esperanças de renovação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC estão a zero neste 3 de janeiro. A Entidade estará fechada até dia 10. O presidente sumiu. Nada sabemos do Sr MARCONDES desde o dia 17 de dezembro, quando trabalhou para “melar” a Assembléia Geral. Estamos com um novo estatuto, mas nada sei sobre o caminho que tomou. Aguardaremos o desenrolar dos dias para a definição de minhas dúvidas. Faço uma caminhada até a banca de jornais e revistas da Rua SANTANA DO JACARÉ (a mesma esteve fechada no final de semana). Ali, compro somente a revista ÉPOCA. Depois, aguardo, na avenida TIRADENTES, um bom tempo, até a chegada de um ônibus da TRANSGUARULHENSE, que me leva até a estação metrô do TIETÊ. O trânsito na DUTRA é sofrível. Chego tarde na PRAÇA DA SÉ. São quase 13 horas. Encontro: CARBAIA, RONALDO, ELÁDIO, CRISTIANO e RAFAEL. OREZ está muito desanimado. Cada um conta as suas passagens de encerramento de ano. Almoçamos no refeitório da entidade e depois vou jogar xadrez com AMÉRICO. Quando percebo, já são quase 16 horas e vejo enormes nuvens pretas cobrindo o céu do centro da cidade. Regresso, sonolento, para casa.

Um acidente pela manhã, na Avenida 32 DE MAIO, na altura do VIADUTO PEDROSO, interditou a pista da esquerda no sentido CENTRO-IBIRAPUERA durante toda a manhã. Às 9 horas já havia 12 km de lentidão. Apenas o ocupante do veículo, APARECIDO GALHARTTI, 25 anos, que sofreu um mal súbito ao volante, ficou ferido. Ele bateu num poste no canteiro central e o carro capotou.

A chuva que atinge a cidade de SÃO PAULO nesta noite causa transtornos aos paulistanos, deixando pelo menos 25 pontos de alagamento na Cidade. As marginais TIETÊ e PINHEIROS e diversos bairros de SÃO PAULO ficaram em estado de atenção. A zona oeste foi a mais atingida, principalmente no BUTANTÃ, LAPA e PINHEIROS. Algumas ruas ficaram intransitáveis.

Dois tornados destruíram pelo menos quatro casas e causaram grandes prejuízos em outras 70 em bairros de CRICIÚMA, no sul de SANTA CATARINA. Em BOITUVA, um temporal com ventos de mais de 120 quilômetros por hora destruiu cerca de 40 casas, no início da noite de domingo. Duas casas desmoronaram sobre os moradores e quatro pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

ABERTO processo judicial na FRANÇA por irregularidades na transferência do jogador RONALDINHO GAÚCHO para o PARIS SAINT-GERMAIN. A Justiça suspeita de desvio de dinheiro nessa e em outras negociações do clube francês. Em 2001, dez milhões de dólares pagos pela empresa SPORT PLUS a título de direitos de imagem do jogador foram parar numa conta bancária de uma outra companhia, na SUÍÇA. O processo judicial foi aberto em PARIS.

O promotor THALES FERRI SCHOEDL, detido no dia 30 de dezembro, acusado de duplo homicídio – um consumado e uma tentativa – deverá permanecer preso até o julgamento do processo. Seu advogado, RONALDO AUGUSTO BRETAS MARZAGÃO, afirmou que vai ingressar no TRIBUNAL DE JUSTIÇA nos próximos dias com pedido de relaxamento da prisão. Mas o procurador-geral da Justiça, RODRIGO CÉSAR REBELLO PINHO, já adiantou que “a prisão foi feita de forma adequada e que o acusado deverá responder ao processo preso”.

A Polícia Civil irá pedir à família do assessor CARLOS ALBERTO BERTTI, de 53 anos, morto com um tiro no peito na noite de 29 de dezembro, documentos da cooperativa de ônibus COOPERJET. A intenção é intimar todos os funcionários e diretores da empresa. BERTTI fazia parte da direção da cooperativa e recentemente havia descoberto que ela tinha sofrido um desfalque de aproximadamente 400 mil reais.

O prefeito de JUSSARI (SALVADOR, BAHIA), VALDENOR CORDEIRO, foi encontrado morto em sua casa, no final da tarde de domingo, dia 2 de janeiro, um dia depois da posse. A causa da morte ainda permanece um mistério, pois ele foi encontrado deitado na residência e todo roxo. Uma confusão generalizada se formou na cidade de oito mil habitantes, vizinha de ITABUNA, pois familiares e amigos manifestaram a suspeita de o prefeito poderia ter sido envenenado. VALDENOR CORDEIRO tinha 64 anos, era médico clínico geral e havia trabalhado na manhã do domingo no hospital da cidade. Na década de 1990, VANDENOR fez parte de uma comissão nacional de saúde e ajudou a implantar o programa de saúde da família. Esta foi a terceira vez que ele assumiu a administração de JUSSARI, cidade que ajudou a emancipar há dezoito anos.

O ator REGINALDO FARIAS teve alta da Clínica SÃO VICENTE, no RIO. Ele foi internado em 29 de novembro com fortes dores no peito e precisou ser submetido a cateterismo e angioplastia.

O compositor COMPRIDO (ANÉSIO DOS SANTOS), da Escola de Samba MANGUEIRA, um dos autores do samba enredo YES, NÓS TEMOS BRAGUINHA (de 1984) e do hino EXALTAÇÃO À MANGUEIRA, morreu hoje, aos 76 anos, de infarto. Popular no RIO, gostava de preparar coquetéis e atribui-se a ele a invenção de pelo menos três bebidas: leite de onça, calcinha de náilon e batida de amendoim.

CONFIRMADO por laudo pericial que os restos mortais encontrados no MORRO DO TELÉGRAFO, no RIO DE JANEIRO, pertencem ao sambista RÓBSON ROUE, diretor da escola de samba MANGUEIRA. Ele estava desaparecido desde dezembro.

O desenhista de histórias em quadrinhos americano WILL EISNER morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos, em um hospital da FLÓRIDA, durante a realização de uma cirurgia para implantação de quatro pontes de safena. EISNER, cuja criação mais famosa é o herói SPIRIT, vivia com a mulher, ANN, em TAMARAC, espécie de resort para aposentados. Era lá que ele mantinha o estúdio onde ainda desenhava suas “graphic novels” ou romances gráficos, conceito que inventou em 1978 com a publicação do genial “CONTRATO COM DEUS”. A notícia da morte de EISNER se espalhou em função de uma nota em seu site oficial. Logo em seguida, o assunto “explodiu” na internet, o que ajuda a entender a forte ligação do artista com o BRASIL e sua popularidade entre os leitores brasileiros. Talvez fosse mais conhecido aqui do que em seu próprio país. EISNER nasceu em NOVA YORK, em 6 de maio de 1917. Estudou desenho na NEW YORK ART STUDENTS LEAGUE e, em 1936, entrou para o mundo dos quadrinhos. Em 1938, pela JUMBO COMICS, trouxe a primeira aventura de SHEENA, A RAINHA DAS SELVAS. Era a ERA DE OURO dos HQs americanos, período em que criou os heróis GAVIÃO DOS MARES, TIO SAM, Sr MÍSTICO e K-5. O mais famoso, porém, nasceu em 1940. Era SPIRIT. Apesar da máscara e da aura sobrenatural, o herói resolvia suas questões com inteligência e força. Nos últimos anos, EISNER se dedicava exclusivamente às graphic novels realistas, como “NO CORAÇÃO DA TEMPESTADE”, “O ÚLTIMO DIA NO VIETNÔ e, recentemente, “O NOME DO JOGO”, e às adaptações de clássicos da literatura para os quadrinhos, em versões para crianças, como “MOBY DICK” e outros títulos.    

2 006  :   -   TERÇA-FEIRA
Os anos JK estão de volta e, junto, uma onda de saudosismo dos “anos dourados”, expressão aplicada ao período 1956-1961, quando JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA governou o BRASIL. Uma fase politicamente conturbada, mas ao mesmo tempo, de grande efervescência cultural e social.
É o que pretende mostrar a minissérie JK, de MARIA ADELAIDE AMARAL e ALCIDES NOGUEIRA, que estréia hoje à noite, na GLOBO. Por muitas semanas, o público poderá acompanhar a história do médico mineiro que comandou a construção de BRASÍLIA durante um período marcado pelo otimismo. No rastro da série global e diante de um personagem tão rico, cujos 30 anos de morte serão lembrados em 2006, algumas editoras aproveitam para lançar/relançar obras sobre a história do presidente cujo slogan de campanha era “50 anos em cinco”, ou seja, 50 anos de progresso em cinco de governo. A minissérie vai narrar a vida de JUSCELINO (1902-1976), especialmente o período presidencial e a construção da nova capital do BRASIL. Para isso, toda a imensa área do cerrado goiano foi reproduzida no PROJAC, no RIO; o terreno vazio, a lama, as obras, os alojamentos dos candangos e o CATETINHO, primeira sede improvisada do governo. Haverá ainda o uso de imagens da época e a reconstituição por computação gráfica. E, para o papel principal, dois atores foram destacados – WÁGNER MOURA, para a fase jovem de JUSCELINO, e JOSÉ WILKER, para a final. Os dois momentos podem ser acompanhados no livro “JUSCELINO KUBITSCHEK-O PRESIDENTE BOSSA-NOVA”, biografia ilustrada que teve a coordenação editorial de MARLEINE COHEN. Trata-se de um belo apanhado do percurso do primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente que terminou seu mandato na história da REPÚBLICA. Além de mostrar a forma como JUSCELINO utilizou a política como instrumento de transformação da sociedade, o livro apresenta o retrato de um homem simples, filho de um caixeiro-viajante vítima da malária e de uma professora. 

Na reunião com CARMELO, queixo-me do pouco caso do VICTÓRIO ontem. Aí vem a explicação que esse oficial não vai nada bem de saúde. Hoje ele se comporta bem melhor e pede desculpas de sua falta de atenção na segunda-feira. Além disso, há graves problemas de família que fazem o mesmo ficar desorientado. Não temos notícias da “OPERAÇÃO 2006”, iniciada ontem. Os oficiais empenhados ainda não entraram em comunicação conosco. 
Com o GINO, procuro entender com ele o que deveremos fazer neste mês de janeiro. O MENDES viajou para UBATUBA e não recebemos outras visitas, o que dá bem para estudar vários documentos. Mesmo assim nos telefona o NACLÉRIO HOMEM. Não o posso atender porque no momento estava nos bombeiros. O calor é insuportável e isso nos deixa meio “amolecidos”. Acerto em definitivo o “caixa” com relação ao dinheiro que obtivemos com o jantar natalino de 5 de dezembro. 

O ANO NOVO começou debaixo de água para os moradores da região do CÓRREGO PIRAJUSSARA, no limite entre o CAMPO LIMPO, zona sul de SÃO PAULO, VILA SÔNIA, zona oeste, e o município de TABOÃO DA SERRA, na GRANDE SP. Quatro dos cinco piscinões da região transbordaram e inundaram ruas e casas hoje de madrugada. Os bombeiros usaram barco inflável para resgatar três pessoas que ficaram ilhadas. A chuva castigou também outras regiões da cidade. Houve quedas de muros em ITAQUERA e PINHEIROS, e um desabamento de residência na zona norte. Nas cidades de VÁRZEA PAULISTA e FRANCISCO MORATO quatro pessoas morreram devido a deslizamentos de terra durante a chuva da última madrugada.   

O atacante PAULO SÉRGIO ROSA, o “VIOLA”, ganhou liberdade provisória nesta tarde, após passar quase três dias preso na delegacia de BARUERI, na GRANDE SP. Ele afirmou que pretende “dar um tempo” e que não quer participar do Campeonato Paulista de Futebol pelo clube JUVENTUS, com o qual negociava sua contratação.

O promotor ÍGOR FERREIRA DA SILVA, condenado a 16 anos e quatro meses pelo assassinato da mulher, a advogada PATRÍCIA ÁGGIO LONGO, foi exonerado dos quadros do Ministério Público Estadual. A declaração da perda de cargo, assinada pelo procurador-geral. RODRIGO PINHO, será publicada no DIÁRIO OFICIAL de amanhã. ÍGOR vem sendo procurado pela Divisão de Capturas da Polícia Civil desde 18 de abril de 2001, quando os desembargadores do Tribunal de Justiça anunciaram a sua condenação. Na ocasião, para não sair preso do tribunal, ele pediu para se apresentar posteriormente e fugiu. O salário de ÍGOR, de seis mil reais, já estava suspenso desde aquela época. Porém, a expulsão só não ocorreu antes porque ele havia apelado ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal pedindo a anulação da pena. Com o último recurso rejeitado e a sentença oficializada em 11 de abril de 2005, o MP pôde formalizar a exoneração. O mandato de prisão do ex-promotor tem validade até 17 de abril de 2021, quando então prescreve a condenação. “O ÍGOR deve ter uma rede familiar muito forte que o protege e está bem escondido. Não é só nós que estamos atrás dele. O próprio MP tem interesse na prisão”, afirma o diretor da Divisão de Capturas, JOSÉ CARLOS GAMBARINI. Desde 2002 a foto de ÍGOR está estampada no site da Polícia Civil junto com os 20 bandidos mais procurados do estado, entre os quais seqüestradores, assaltantes e traficantes. 

O técnico MURICY RAMALHO assumiu hoje como novo comandante do TRICOLOR, revelando que concentrará todos os seus esforços para reeditar a façanha do início da década passada. MURICY está confiante no seu sucesso. “Pela estrutura e história do SÃO PAULO, podemos repetir 1992 e 1993”, avisa o treinador, com a receita do sucesso já em mente. “É preciso ter convicção e correr atrás dos títulos da LIBERTADORES e depois do MUNDIAL”, acrescenta.
A apresentação do técnico MURICY RAMALHO aconteceu sob luto. Horas antes de o novo comandante ser apresentado, morreu MARCOS XAVIER DA SILVA, de 30 anos, que era funcionário do SÃO PAULO. Ele caiu de um andaime enquanto pintava a inscrição “tricampeão mundial” em uma das paredes do estádio. “O MARCOS estava executando uma função nobre e não poderia imaginar que isso aconteceria”, disse o presidente do clube, MARCELO PORTUGAL GOUVÊA, demonstrando bastante pesar. “Ele caiu e infelizmente faleceu”. O funcionário tricolor cumpria todas as exigências no que diz respeito à segurança.

O CORINTHIANS abriu a edição 2006 da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR em grande estilo. Sem levar susto, o TIMÃOZINHO fez 5 a 0 no CENE, do MATO GROSSO DO SUL, e já pinta com grandes chances de conquistar pela sétima vez a competição. O jogo, válido pelo GRUPO D, foi realizado no estádio Municipal PROFESSOR LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA, em SÃO CARLOS. O destaque ficou para o atacante CARLINHOS, autor de dois gols, que o deixou como o artilheiro da COPINHA, ao lado de LUCICLEBER, do SÃO CARLOS. Na outra partida pelo GRUPO D, o SÃO CARLOS garantiu a ponta ao lado do TIMÃO, goleando o CERES por 4 a 1. 
 
MORREU hoje em SÃO PAULO o músico ROBERTINHO DO ACORDEON, um dos maiores instrumentistas da música sertaneja, que completaria 67 anos na segunda-feira, dia 9. Foi vítima de câncer no pulmão. Em 55 anos de carreira, ele gravou com várias duplas sertanejas, incluindo TONICO e TINOCO, CASCATINHA e INHANA, PEDRO BENTO e ZÉ DA ESTRADA. Por vinte anos, com seu conjunto regional, acompanhou INEZITA BARROSO no programa “VIOLA, MINHA VIOLA”, da TV CULTURA. ROBERTINHO chamava-se JOSÉ CARLOS FERRAREZI e liderava o grupo ROBERTINHO DO ACORDEON & SEU REGIONAL. O grupo gravou mais de vinte discos.

O RISCO BRASIL fechou hoje abaixo de 300 pontos pela primeira vez, por causa do otimismo do mercado internacional com os países emergentes. A queda foi de 3,86%, para 299 pontos. A BOLSA subiu 3,08% e o dólar caiu 0,38%, para R$2,331, apesar da atuação do BANCO CENTRAL. Os mercados também se animaram com a sinalização do FED (Banco Central dos EUA) de que o aperto monetário está perto do fim e com a expectativa de crescimento mundial.

INDENIZADOS os parentes dos três auditores fiscais e do motorista do Ministério do Trabalho assassinados na região de UNAÍ, MINAS GERAIS, enquanto apuravam denúncia de mão-de-obra escrava. Eles vão receber 200 mil reais e mais 400 reais por mês para a educação de seus dependentes. Em BRASÍLIA.

ENCERRADA a dívida da ARGENTINA com o FMI. O fim da maior moratória da História, que somava 9,547 bilhões de dólares, foi comemorado pelo presidente NÉSTOR KIRCHNER e pela ministra FELISA MICELI como uma declaração de independência.

A estatal russa GAZPROM retomou hoje as negociações com a MOLDÁVIA e a UCRÂNIA sobre tarifas de gás, dois dias depois de ter cortado o fornecimento do produto para esses países – medida que afetou também a UNIÃO EUROPÉIA e outras nações vizinhas. O gasoduto que abastece a EUROPA OCIDENTAL atravessa o território ucraniano.

Integrantes das equipes de resgate que desde segunda-feira, dia 1 º, tentam salvar 13 trabalhadores presos numa mina de carvão em TALLMANSVILLE, EUA, disseram-se hoje muito desanimados com os altos níveis de monóxido de carbono detectados no local. Câmeras e sensores de movimento que entraram a centenas de metros de profundidade na mina não mostraram nenhum sinal de sobreviventes. 

DECRETADO pelo governo francês o fim do estado de emergência, em vigor desde o dia 9 de novembro passado, depois que uma onda de violência explodiu nos subúrbios de grandes cidades do país.

DESCOBERTO o sistema de irrigação mais antigo da AMÉRICA, nos ANDES PERUANOS. Uma análise de quatro canais enterrados mostra que eles foram utilizados há pelo menos 5.400 anos. No PERU.

2 007  -  QUARTA-FEIRA
Ainda a Sociedade Veteranos de 32-MMDC está fechada nesta quarta-feira. Somente amanhã é que voltaremos às nossas costumeiras atividades. Quando chego à PRAÇA DA SÉ sou surpreendido pela chuva. Mesmo assim vou para o MMDS. CARMELO está de saída por ter marcado um trabalho de segurança nas CASAS BAHIA. AMÉRICO fica em seu lugar.
Aceito o conselho de ADAUTO GUERREIRO, que desde 1º de janeiro está me mandando mensagens através do meu e-mail da yahoo para abrir uma conta no google, cuja capacidade de armazenamento de mensagens é de 2,8 gigas.  AMÉRICO me auxilia nisso. É o meu terceiro e-mail (já tinha o ventura@flash.net.br e o celmarioventura@yahoo.com.br). O terceiro é: celmario@gmail.com
Faço transferências de mensagens do meu primeiro e-mail, cuja capacidade de armazenamento é muito pequena (20 megabytes), aliviando a caixa de mensagens.
Também por instâncias do capitão, compareço à estação MARECHAL DEODORO (metrô) e ali adquiro o bilhete do idoso. Interessante é que durante anos estou para fazer isso e precisou um capitão para me mover até esse lugar. Desde os meus 65 anos poderia estar de posse desse bilhete e teria economizado um bom dinheiro. Faço a minha primeira viagem gratuita quando me desloco da MARECHAL DEODORO até ARMÊNIA (fazendo baldeação na SÉ).
Já em casa, mantenho um contato telefônico com o conselheiro MAX BASILE. Ele precisa dispor de duas cadelas pit-bull, de três anos, e quer saber se poderá doá-las ao canil da Polícia Militar. Procuro entrar em contato com o canil, mas às quartas-feiras não funciona no período da tarde. Passo um e-mail para o comandante do canil, explicando o assunto.
Na internet, procuro me familiarizar com o google. Recebo imagens muito boas do EGITO ANTIGO, mandadas pelo ADAUTO GUERREIRO, além de outras mensagens.

Pela internet, leio no DIÁRIO OFICIAL de hoje a exoneração de MARCELO MARTINS DE OLIVEIRA do cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública. Para o seu lugar é nomeado LAURO MALHEIROS NETO.
Também é publicada a nomeação de TADEU SÉRGIO PINTO DE CARVALHO para o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública.
O D.O. traz as modificações nos cargos principais da Polícia Civil.

A Força Nacional de Segurança começará a atuar no combate ao crime no RIO pelas divisas do Estado. A tropa vai se juntar às Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal para bloquear rodovias e limites do Estado com os vizinhos do Sudeste, para, aos poucos, ocupar espaço na capital. A decisão foi anunciada após reunião do governador SÉRGIO CABRAL FILHO com representantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Secretaria Nacional de Segurança e instituições estaduais. Segundo CABRAL, a tropa chegará “o mais breve possível”, gradualmente, antecipando o calendário dos JOGOS PAN-AMERICANOS, que ocorrerá em julho e já teria ajuda da Força a partir de maio. O efetivo não foi revelado. O objetivo é bloquear a entrada de armas e drogas no RIO, fragilizando as facções e limitando a movimentação dos bandidos.

O ministro BARROS MONTEIRO, do Superior Tribunal de Justiça, manteve a liminar que pôs em liberdade o jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES, condenado pela morte da ex-namorada SANDRA GOMIDE. Ele entendeu que o recurso da acusação não é urgente e ordenou que os ministros o analisem em fevereiro, após as férias.

O MOTEL BODOQUENA, de IBIÚNA, onde um casal em lua-de-mel foi encontrado morto no dia 1º de janeiro, foi interditado hoje pela prefeitura da cidade e só voltará a funcionar após vistoria. O segurança AURÉLIO VIEIRA CARDOSO, que ficou intoxicado na mesma suíte junto com sua mulher, depôs hoje e confirmou que ambos passaram mal no mesmo lugar.

Seqüestrado no dia 4 de dezembro em MOGI DAS CRUZES, o empresário  SEBASTIÃO VASCONCELOS FILHO, de 53 anos, foi morto e enterrado no cativeiro. A polícia prendeu JEREMIAS DE MORAIS AMÉRICO e PATRÍCIA CASSIANO, acusados do crime. PATRÍCIA indicou onde estava o empresário, que foi sepultado hoje.

A explosão no 3º Batalhão de Choque da Polícia Militar, ontem, vai interromper as investigações dos últimos explosivos apreendidos pelo GATE, segundo informações do CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, Comandante do Policiamento de Choque. O artefato que explodiu no depósito do GATE pode ser um dos três últimos apreendidos desde o NATAL, na Estação ANA ROSA, no vagão de um trem do CPTM e na Estação JÚLIO PRESTES. O comandante havia solicitado rapidez dos laudos dos artefatos, para verificar se foram produzidos com a mesma substância e se havia correlação entre os casos. Os peritos do GATE e da Polícia Civil vão prosseguir com a varredura no pátio do 3º BPChq e nos veículos danificados para tentar encontrar alguma substância que indique a causa da explosão. Os técnicos, no entanto, acham difícil que a causa seja apurada, por conta do número variado de explosivos que havia no depósito e sucessivas detonações.
A explosão no depósito de armas e artefatos do GATE, aconteceu por volta das 9 horas de terça-feira, dia 2, quando o sargento JOSÉ ALBERTO MINI, de 36 anos, manuseava um explosivo. A hipótese de atentado foi descartada. As detonações destruíram o teto do depósito e danificaram 16 viaturas. O sargento MINI morreu na hora e outras seis pessoas ficaram feridas. Mais de 400 toneladas de entulho foram retiradas hoje do local.
O sargento foi enterrado hoje à tarde no Cemitério Municipal de BRODOWSKI, no interior, com honras militares. Uma multidão acompanhou o cortejo do velório municipal até o cemitério. O CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, Comandante Geral da Polícia Militar de SÃO PAULO, disse que acidentes desse tipo são raros na PM. “Infelizmente, acidentes acontecem, mas felizmente são raros. O que ocorreu com o sargento ALBERTO foi inédito”.

Mesmo internado no Regime Disciplinar Diferenciado do Presídio de PRESIDENTE BERNARDES, na região oeste do Estado, o principal líder de uma facção criminosa, MARCOS WILLIAN HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, de 38 anos, se casou hoje de manhã com a estudante de direito CYNTHIA GIGLIOLI DA SILVA, de 30 anos. A cerimônia durou pouco mais de uma hora e não houve reforço na segurança da unidade. A solicitação para a cerimônia foi feita na semana passada, mas há pelo menos quinze dias o anúncio do casamento foi publicado nos cartórios de PRESIDENTE BERNARDES e da Capital, onde CYNTHIA mora. Não havia impedimento judicial para a realização da cerimônia.
MARCOLA e CYNTHIA namoraram durante sete anos. Hoje, ela chegou ao presídio por volta das 10 horas, acompanhada por parentes, que ficaram do lado de fora da unidade. Meia hora depois, um carro da Polícia Civil chegou com o juiz de paz GIOVANNI BARRETO e a escrivã SIMONE MUNHOZ.

SÃO PAULO vai unir forças com as polícias de outros Estados, em especial RIO, ESPÍRITO SANTOS e MINAS, além da Polícia Federal, para combater o crime organizado. O anúncio foi feito pelo novo delegado geral, MÁRIO JORDÃO DE TOLEDO LEME, empossado hoje no cargo. “A população brasileira é uma só. Então chegou a hora de propormos ações integradas contra crimes patrimoniais, roubo de carga, seqüestro e tráfico de entorpecentes”, diz JORDÃO.
Segundo o delegado geral, a forma de atuação conjunta ainda não está definida. Mas desde dezembro o governador JOSÉ SERRA vem mantendo contatos com colegas dos três Estados para finalizar o projeto. Em SÃO PAULO, diz ele, as ações contam com o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público.
JORDÃO anunciou ainda a finalização do PLANO DE 200 DIAS DO GOVERNO SERRA na segurança pública, que, segundo ele, tem como meta o desenvolvimento de projetos de interligação de sistemas de inteligência policial. “É uma decisão do Governo, que a polícia entende como excelente, para ampliar desde já o trabalho de investigação. Vamos desenvolver projetos de treinamento e ampliação de policiais na área investigativa em todos os setores”, diz
O secretário da Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO, diz que não permitirá que a sociedade se torne refém dos criminosos. MARZAGÃO presidiu a solenidade de posse do delegado geral e do Conselho da Polícia Civil.
O delegado ALDO GALIANO, novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital – órgão responsável pelas delegacias paulistanas – diz que fará operações preventivas em toda a cidade visando principalmente combater os crimes contra o patrimônio.

O corpo do monsenhor BENEDITO MÁRIO CALAZANS – fundador da LAREIRA e um dos fundadores do EMAÚS – foi trasladado, hoje à tarde, para PARAIBUNA - no VALE DO PARAÍBA, onde será celebrada missa de corpo presente, amanhã cedo e, a seguir, sepultado no cemitério local. Ele faleceu em SÃO PAULO, hoje pela manhã, aos 95 anos, tendo o corpo sido velado na LAREIRA – entidade a serviço da família. Doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de ROMA, onde se especializou em Filosofia Ética, Questões Sociais e Familiares e Sociologia, foi ordenado sacerdote em dezembro de 1934. Capelão da Aeronáutica, professor de Ética da Escola de Cadetes da Força Pública do Estado de SÃO PAULO, lecionou Metafísica, Moral e Psicologia Educacional em diversos educandários. Eleito deputado estadual pela União Democrática Nacional (1950), foi presidente da Comissão de Educação e membro efetivo das Comissões de Assistência Social de Transportes. Reelegeu-se em 1954, tomando parte ativa na campanha presidencial, ao lado de JUAREZ TÁVORA, como anteriormente apoiara o BRIGADEIRO EDUARDO GOMES. Em 1959, foi eleito senador, passando a participar dos debates do Plenário e do trabalho das Comissões de Educação e Cultura, que presidiu, de Finanças, de Legislação Social, do Serviço Público e de Redação. Foi vice-líder da bancada udenista. A partir da posse de JÂNIO QUADROS, começou a discordar dele, pela linha da política internacional, de inspiração esquerdizante, combatendo, por outro lado, os intérpretes suspeitos das encíclicas, demonstrando que a MATER ET MAGISTRA e a PACEM IN   TERRIS não faziam concessões ao socialismo essencialmente materialista. Em suas atividades sacerdotais foi desde vigário cooperador de CAÇAPAVA, até assistente diocesano e membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de SÃO PAULO. Foi professor do Seminário, do Ginásio Diocesano e do Instituto de Filosofia de TAUBATÉ, inspetor do ensino religioso da Arquidiocese de SÃO PAULO, assistente da Juventude Universitária Católica – seção da Escola Politécnica e da Faculdade de Medicina da Universidade de SÃO PAULO. Professor de Ética da Escola de Cadetes do BARRO BRANCO da então FORÇA PÚBLICA. Foi também capelão da Escola de Especialistas da Aeronáutica e professor de Religião da Escola Normal PADRE ANCHIETA. Jornalista, colaborou no jornal O LÁBARO e na revista LAREIRA DE SÃO PAULO. Tomou parte na Conferência do Rearmamento Moral em CAUX, na SUÍÇA, e representou o BRASIL nas solenidades do octagésimo aniversário do PAPA JOÃO XXIII. Ao longo dos anos, recebeu diversas honrarias, entre outras, as Comendas das Ordens TAMANDARÉ, MARINHA e AERONÁUTICA; a medalha do Infante D. HENRIQUE; da Princesa LEOPOLDINA e do Movimento de Resistência Húngara.                                                            

Autoridades iraquianas prenderam hoje um guarda da prisão onde SADDAM HUSSEIN foi executado, acusado de ser o responsável pelo vídeo mostrando o enforcamento do ex-ditador. Segundo o conselheiro de Segurança Nacional do IRAQUE, MOWAFFAK AL-RUBAIE, mais dois suspeitos deveriam ser presos amanhã pela madrugada.
O guarda, que não teve sua identidade revelada, depôs sobre as imagens, que mostram SADDAM (um sunita) sendo insultado por funcionários xiitas. O vídeo, aparentemente feito pelo celular, vazou para sites e tvs menos de 24 horas depois do enforcamento, no dia 30 de dezembro.
As imagens provocaram a fúria dos sunitas – que avaliaram a execução como uma vingança, e não como um ato de Justiça – e intensificaram as tensões sectárias com os xiitas. “O enforcamento não foi um linchamento sectário, como os sunitas estão dizendo. Mas creio que o comportamento de alguns dos presentes foi inaceitável”, afirmou RUBAIE. “Acredito que algumas pessoas se infiltraram na prisão – algo que deve ter sido planejado por TVs árabes”, completou.

Milhares de pessoas prestaram homenagem a GERALD R. FORD, morto no dia 26 de dezembro, aos 83 anos, e enterrado hoje, em cerimônia particular, após seis dias de luto oficial. O ex-presidente americano foi sepultado num museu presidencial em GRAND RAPIDS, no MICHIGAN – sua família pertencia à igreja local desde os anos 1940 e ele jogou futebol americano pela Universidade de MICHIGAN em 1932 e 1933.

O FBI divulgou um relatório interno que diz que alguns de seus funcionários testemunharam maus-tratos contra prisioneiros mantidos pelos EUA no centro de detenção de GUANTÁMANO, na ilha de CUBA. O documento aberto por determinação da Justiça foi feito com base nos depoimentos recolhidos de 493 funcionários do FBI em 2004. Ao menos 26 deles disseram ter presenciado abusos. Segundo os relatos, alguns detentos foram privados de sono por quatro dias e outros passaram mais de 24 horas em posição fetal, com pés e mãos atados. Um comandante americano também teria pisado num exemplar do ALCORÃO durante interrogatório.

O governo do QUÊNIA decidiu hoje fechar sua fronteira com a SOMÁLIA para evitar a entrada de milicianos da União das Cortes Islâmicas. A medida foi tomada depois que tropas da ETIÓPIA atacaram a milícia a poucos quilômetros do QUÊNIA, que enviou soldados em tanques e helicópteros para patrulhar a fronteira. O QUÊNIA também proibiu a entrada de refugiados em seu território e deportou cerca de 420 somalis, na maioria mulheres e crianças. O país não recebe ajuda internacional suficiente para abrigar os refugiados.  

O sul-coreano BAN KI-MOON assumiu o mandato de secretário-geral das NAÇÕES UNIDAS e nos primeiros dias mostrou-se vacilante. Primeiro, contrariando a oposição da entidade à pena de morte, não condenou a execução de SADDAM HUSSEIN. Depois, voltou atrás e passou a apelar ao IRAQUE para que não execute os comparsas do ditador iraquiano também condenados à morte. Em NOVA YORK.

O ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, GEORGE BUSH, de 82 anos, foi submetido a uma cirurgia para implementar uma prótese do lado direito do quadril. Em 2000, o pai do atual presidente americano já havia implantado uma prótese semelhante, só que do lado esquerdo.

2 008     :      -      QUINTA-FEIRA
COMPREENDER E TOLERAR NÃO É O MESMO QUE ABSTER-SE DE TOMAR AS FIRMES ATITUDES QUE CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS IMPÕEM. É ABSOLUTAMENTE POSSÍVEL VOCÊ SER FIRME E AO MESMO TEMPO COMPREENDER AS LIMITAÇÕES DAS PESSOAS ENVOLVIDAS.

Depois das chuvas que caíram ontem melhora bem a temperatura. Pode-se dormir até melhor. Levanto tarde nesta quinta-feira. Ainda leio os jornais e vou para o computador a fim de lançar em minhas memórias os fatos que deram manchete para os jornais de hoje. LUCINDA e JOÃO contam-me que NELSON, SORAYA e demais parentes chegaram agora de manhã do passeio de final de ano que fizeram a PERUÍBE. Devo hoje regressar à Fazenda do Estado na luta para elaborar o recadastramento, que por incúria da repartição encarregada disso não pôde ser feito, sob a alegação banal do recesso.  

Às 12:14 horas estou pegando a senha na Secretaria da Fazenda para tentar a realização do encantado recadastramento, que deveria ter sido feito em dezembro. Acontece que tinha combinado almoçar com CARBAIA e PASSOS por volta das 13 horas. Nesse horário, deixo o local, amoladíssimo. Tudo é difícil num simples recadastramento. Muita gente procura a Secretaria da Fazenda, nas mesmas condições que eu. Exponho aos oficiais toda essa amolação e eles me incentivam a continuar a luta. Assim é que, por volta das 14:30 horas, novamente estou na Secretaria da Fazenda, com nova senha. Desta vez consigo realizar esse problema.
Ainda passo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para imprimir minhas memórias (dia 3 de janeiro). O TENENTE-CORONEL CODELO telefona-me para confirmar a possível operação do carcinoma recididivo com a Tenente PM Médica ANA CÉLIA.
Numa tarde de alta temperatura, regresso a GUARULHOS. Finalmente consegui tirar de minha cabeça o tal recadastramento. Minha amolação agora se restringe a operação de amanhã.

O pacote com elevação de tributos baixado pelo governo ontem fez subir a temperatura política e armou o cenário de uma nova crise entre o Palácio do Planalto e a oposição no Congresso, mesmo em pleno recesso parlamentar. Ao mesmo tempo que se dizem traídos pelo governo, que se comprometeu a não baixar nenhuma medida fiscal e tributária quando negociou a aprovação da Desvinculação de Receitas da UNIÃO, líderes da oposição já ameaçam retaliar o Planalto.

O ex-ministro da CASA CIVIL e deputado cassado JOSÉ DIRCEU afirmou em entrevista à revista PIAUÍ deste mês que recursos de CAIXA 2 financiaram a construção da sede do PT em PORTO ALEGRE, um dos principais redutos da sigla. A revelação foi feita em meio a uma bateria de ataques aos também petistas RAUL PONT, ex-prefeito de PORTO ALEGRE, e OLÍVIO DUTRA, presidente do partido no Estado. 

Uma quadrilha de assaltantes fez os donos de uma oficina mecânica e seus familiares como reféns para usar o estabelecimento como base para escavar um túnel e roubar uma transportadora de valores em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Contudo, os bandidos acabaram perseguidos pela polícia, abandonaram o plano, libertaram dez reféns e fugiram.

Usando uma mascar e uma sandália do HOMEM ARANHA, o pequeno GUSTAVO FERREIRA VELOSO, de 4 anos, salvou a irmã JÚLIA GUADALUPE, de 1 ano e três meses, que caiu na piscina da casa da tia em FRANCA. “Se ele não tivesse sido tão corajoso, podia ter acontecido algo pior”, diz a dona-de-casa OLIALDA FERREIRA VELOSO, de 44 anos, mãe de GUSTAVO e JÚLIA. Ela estava na casa da irmã para uma viagem para a cidade vizinha de RIFAINA.
Não é a primeira vez que um menino vestido de HOMEM ARANHA tem seu dia de herói. O garoto RIQUELME WESLEY MACIEL DOS SANTOS, de 5 anos, entrou em uma casa em chamas para salvar uma menina de um ano e dez meses em PALMEIRA, SANTA CATARINA, no dia 8 de novembro de 2007.

LÍDIO TOLEDO FILHO, que levou três tiros de assaltantes deverá ficar paralítico. Seu pai, o ex-médico da seleção brasileira, LÍDIO TOLEDO, explicou hoje que exames de ressonância magnética apontaram lesões em duas vértebras e na medula óssea. A mulher de LÍDIO TOLEDO FILHO, MARIA SILENE TRAJANO, também baleada no assalto, deixou ontem a UTI da Ordem Terceira da Penitência, na TIJUCA, mas ainda não tem previsão de alta.

WANDERLEY NUNES se recupera bem após ser operado com urgência de uma diverticulite, hoje. Entre as visitas recebidas pelo cabeleireiro no ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, está a primeira-dama, MARISA LETÍCIA.

O troféu de melhor jogador do mundo de 2007, que o craque do MILAN, KAKÁ, recebeu da FIFA, em 17 de dezembro, foi mesmo doado à Igreja RENASCER EM CRISTO. A informação foi confirmada hoje pelo assessor do meia, DIOGO KOTSCHO.
“Eu não venço sozinho”, disse KAKÁ, na madrugada de ontem, para aproximadamente 100 mil fiéis que assistiam, via satélite, junto com ele e a mulher CAROL, à transmissão do “CULTO DA VIRADA”, celebrado de MIAMI pelo apóstolo ESTEVAM HERNANDES.
A transmissão ocorreu, simultaneamente, nas 25 igrejas  da RENASCER espalhadas pelo BRASIL e nas seis construídas em outros países, como ITÁLIA, JAPÃO, ARGENTINA e DUBAI. KAKÁ e CAROL estavam entre os cinco mil fiéis que assistiram ao culto na sede internacional da RENASCER, na Avenida LINS DE VASCONCELOS, CAMBUCI, região central da Capital. 

Em meio ao colapso das negociações para um acordo humanitário, uma agência de notícias próxima ao grupo rebelde FARC divulgou hoje uma mensagem na qual o chefe da guerrilha, conhecido como MANUEL MARULANDA, conclama seus seguidores a uma “ofensiva geral” no país, em 2008. A convocação foi feita na tradicional mensagem de natal de MARULANDA para os guerrilheiros.

Líderes de oposição no QUÊNIA adiaram a grande manifestação prevista para hoje em NAIRÓBI por causa do bloqueio policial, ao mesmo tempo em que pediram uma mediação internacional para a crise desencadeada após a reeleição do presidente MWAI KIBAKI. Sob pressão, KIBAKI declarou hoje que está disposto a “manter um diálogo político com as partes envolvidas, assim que a nação se acalmar”.

O presidente boliviano, EVO MORALES, nomeou ontem à noite o GENERAL LUÍS TRIGO ANTELO para o comando das Forças Armadas do país. EVO pediu ao novo comandante que garanta a integridade do território nacional que, na sua opinião, está ameaçada pelos pedidos de autonomias regionais feitas pelos departamentos (Estados) opositores do governo. TRIGO é de SANTA CRUZ, departamento que lidera as reivindicações de autonomia.

O escritor e jornalista cubano LISANDRO OTERO, um dos principais autores de CUBA, morreu nesta quinta-feira, aos 75 anos. Com mais de 20 livros escritos, deixou uma obra diversa, que inclui romances, ensaios, confissões e textos jornalísticos. A Trilogia Cubana, formada pelos livros LA SITUACIÓN, EM CIUDADE SEMEJANTE e EL ÁRBOL DE LA VIDA, é seu trabalho mais conhecido.

A polícia interveio na noite desta quinta-feira em um incidente na casa da cantora americana BRITNEY SPEARS e a levou para um hospital de ambulância, porque ela parecia estar sob a “influência de alguma substância ainda não identificada”. BRITNEY se negava a entregar os dois filhos pequenos a um funcionário que seu ex-marido, o dançarino KEVIN FEDERLINE, tinha enviado à residência da cantora para buscá-los. BRITNEY tinha recebido a visita dos filhos por meio de uma ordem judicial que dá a FEDERLINE a guarda provisória das duas crianças. Agora, ela será submetida a uma “avaliação psiquiátrica” no Centro Médico CEDARS-SINAI, em LOS ANGELES.

2 009        :         -       SÁBADO
No terceiro dia do ano, LUCINDA queixa-se de dores nas costas e também por não ter ainda sarado da irrupção na pele, causada pelo uso de uma loção, exatamente há um mês atrás. Estou sossegado neste sábado. Organizo meus arquivos e digitalizo minhas memórias. Respondo às mensagens recebidas através da Internet. Gasto algum tempo para procurar datas de nascimento e falecimento de parentes para encaminhar para a MÔNICA, filha da CARMINHA, que está empenhada, junto com a KARINA, filha da MÍRIAM, na “construção” de uma árvore genealógica da família FONSECA.

A polícia prendeu hoje à noite, um jovem suspeito de ter atropelado e matado o empresário alemão CHRISTIAN MARTIN WÖLFFER, de 70 anos, quando a vítima nadava no mar, na tarde do dia 31 de dezembro, no SACO DO MAMANGUÁ, na BAÍA DE PARATY. O suspeito estava numa pousada no município de CUNHA, em SÃO PAULO, na divisa com o Estado do RIO. WÖLFFER estava hospedado na mansão do empresário LUIZ OSWALDO PASTORE, a uma hora de barco do Centro Histórico de PARATY, para passar o reveillon.

Consternou os radioouvintes o falecimento, aos 78 anos, em AVARÉ, onde estava residindo há cerca de trinta dias, do radialista FAUSTO CANOVA – FAUSTO AUGUSTO BATTISTETE. Natural de MARÍLIA mesclava notícias culturais e comentários sobre política e economia, ou qualquer outro assunto de grande importância. Em 1984, veio para a RÁDIO ELDORADO AM comandando SHELL e VOCÊ NA MPB. Programa dinâmico, com o que havia de melhor na música brasileira. Grandes clássicos, a música de ontem e de hoje, o som instrumental, as orquestras, tributos a compositores – de ARY BARROSO a RITA LEE, de LUPICÍNIO RODRIGUES a ELIS REGINA, além de entrevistas, depoimentos, reportagens musicais. A produção era dividida com WÁLTER GUERREIRO, que o acompanhava há algum tempo. CANOVA estava então com 34 anos no rádio. Iniciou na RÁDIO CLUBE DE MARÍLIA, como locutor esportivo. Narrando jogos de várzea, partidas regionais, começou a desvendar os segredos do rádio, criando o seu estílo. Nunca mais deixou o rádio, criando o seu estilo. Nunca mais deixou o rádio. Em São Paulo, trabalhou nas rádios BANDEIRANTES, TUPI, PIRATININGA, GAZETA, JOVEM PAN, onde permaneceu por mais tempo, EXCELSIOR e CULTURA, onde então estava há 12 anos, quando conquistou os prêmios ROQUETE PINTO, GOVERNADOR DO ESTADO e SANYO DE RÁDIO. A O ESTADO, deu então a receita para um bom programa. “Estilo informal, bem-humorado. O rádio tem de ser acima de tudo entretenimento. Mesmo quando abordamos um assunto mais sério, de maior peso, deve-se manter o tom informal. A linguagem é a do arroz com feijão, para você e qualquer outro entender e acompanhar o raciocínio.    

Com a participação de 88 clubes, divididos em 22 grupos e cidades-sede, a 40ª edição da COPA SÃO PAULO DE JUNIORES começa hoje, longe de ter o mesmo brilho e propósito de antes. De tradicional celeiro de jovens craques, a principal competição de categorias de base do BRASIL transformou-se na última década num mega balcão de negócios do futebol. Apesar de tudo, os grandes ainda detém a soberania na COPINHA. O CORINTHIANS é o maior vencedor, com seis conquistas: 69,70,95,2004 e 2005. O FLUMINENSE, ganhador em 71,73,77,86 e 89, é segundo, com cinco. Dos grandes de SÃO PAULO, o único que ainda não venceu é o PALMEIRAS. O SÃO PAULO soma dois títulos (em 93 e 2000) e o SANTOS, um (84). O atual campeão é o FIGUEIRENSE.
PALMEIRAS e SÃO PAULO estrearam com tudo na 40ª edição da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Os dois golearam hoje CUIABÁ-MT (5 a 1, em ARARAQUARA)  e CEARÁ-CE (5 a 0, em RIO CLARO), respectivamente, e assumiram a liderança de seus grupos. Já o CORINTHIANS, maior vencedor da COPINHA, com seis títulos, decepcionou sua torcida ao empatar por 1 a 1 com o modesto PARAIBANO-PB, em SÃO CARLOS. O tropeço deixou o TIMÃOZINHO em segundo no GRUPO S. O líder é o anfitrião SÃO CARLOS, que bateu o DEMOCRATA por 1 a 0. O FLUMINENSE também confirmou seu favoritismo na estréia: derrotou o SERTÃOZINHO por 1 a 0, em GUARULHOS, e é o líder do Grupo U, junto com o FLAMENGO-SP, que superou o JAGUARÉ-ES pelo mesmo placar.

A vastidão das planícies da PATAGÔNIA, o deserto do ATACAMA e o sopé dos ANDES. Essas e outras paisagens serão o cenário da edição de 2009 do RALI DAKAR, que percorrerá 9,5 mil km dentro dos territórios argentino e chileno. A largada simbólica, a partir do monumento do OBELISCO, em BUENOS AIRES, foi ontem. A largada oficial do evento, que termina no dia 18, será dada hoje. Antes do início para valer já houve um acidente. O carro dos argentinos LEONARDO MONTI e FRANCISCO OTAÑO atropelou na saída uma mulher, que sofreu apenas escoriações.
A gigantesca competição off-road chega pela primeira vez ao continente americano. No ano passado, pela primeira vez há história da competição, iniciada em 1978, o evento foi cancelado por falta de segurança. A medida foi tomada devido ao assassinato de quatro turistas franceses na MAURITÂNIA.  
Os favoritos não tiveram vez na abertura do RALI-DAKAR. Nos carros, a primeira colocação ficou com NASSER AL ATTIYAH, do CATAR, e TINA THORNER, da SUÉCIA. Os brasileiros mais bem colocados foram GUILHERME SPINELLI e MARCELO VÍVOLO, que terminaram em 11º. O espanhol MARC COMA ficou na primeira colocação nas motos, e o brasileiro ZÉ HÉLIO encerrou na nona posição.

Quarto colocado no ranking mundial da ATP, ANDY MURRAY conquistou o primeiro torneio do ano com uma campanha irretocável. Hoje, nos EMIRADOS ÁRABES, o escocês derrotou o líder do ranking RAFAEL NADAL Na fase de classificação do Desafio Internacional de ABU DHABI, o campeão superou JAMES BLAKE na estréia e o número dois do mundo, o suíço ROGER FEDERER, na semifinal. 

Um terremoto de 7,2 graus atingiu o mar ao noroeste de Manokwari, cidade da província de Papua do Oeste, na Indonésia, neste domingo. O tremor foi registrado pela Agência de Meteorologia e Geofísica (BMG) do país às 4h43 horário local (17h43 no horário de Brasília). Inicialmente foi disparado um alerta para um possível tsunami, mas que mais tarde foi cancelado pelo órgão.
Segundo a agência, o terremoto ocorreu a uma profundidade considerada rasa, de 10 km, e a 135 km de Manokwari. De acordo a Agência Americana de Pesquisa Geológica (USGS, da sigla em inglês), o tremor teve intensidade de 7,6 graus, ocorreu a 35 km de profundidade e teve epicentro a 150 km da cidade indonésia.
Mesmo com a retirada do alerta de tsunami, milhares de moradores, incluindo crianças e idosos, fugiram de suas casas em meio a um blecaute e em busca de se afastar o máximo possível do mar.
Além de algumas paredes rachadas, poucos danos foram reportados inicialmente, informou um correspondente da AFP.
Um outro terremoto, de 5,1 graus, também atingiu a cidade às 6h14 da manhã (horário local), assim como um outro tremor, de 5,6 graus, atingiu a cidade de Labuanbajo, na ilha de Flores, afirmou a agência da Indonésia.
O país está em uma cadeia de falhas geológicas e vulcões, em uma região conhecida como Anel de Fogo, e propensa à atividade sísmica.
Um terremoto de maior magnitude, que atingiu o oeste da Indonésia em 2005, deixou cerca de 235 mil mortos.

Dezenas de milicianos palestinos teriam morrido nos primeiros confrontos com soldados israelenses após o início da invasão de Gaza neste sábado, pelo Exército de Israel, informou em Jerusalém a emissora de TV local Canal II. A cadeia cita "fontes militares", embora a informação não tenha sido confirmada por porta-vozes oficiais do Exército.

Segundo as Forças Armadas de Israel, esta é a segunda fase da operação "Chumbo Fundido", iniciada há oito dias e na qual até agora se empregavam a Força Aérea e a Marinha.
O objetivo, segundo a nota militar israelense, é "dar um duro golpe no Hamas" e reduzir o número de ataques da Faixa de Gaza contra o território de Israel.
O propósito da operação é "dar um duro golpe no Hamas" e reduzir o número de ataques da Faixa contra o território israelense, diz o Exército de Israel.
A nota do exercito assinala que "os residentes de Gaza não são o objetivo da operação. Aqueles que usam os civis, os idosos, as mulheres e as crianças como escudos humanos são responsáveis de todos os danos à população civil".
A nota adverte, no entanto, que "qualquer que esconder armas ou um terrorista em sua casa será considerado um terrorista".
A invasão acontece depois de o Exército de Israel usar pela primeira vez hoje fogo de artilharia do solo na ofensiva que iniciou há oito dias na faixa e na qual até então só utilizava força aérea e marítima.
Centenas de tanques e veículos blindados, assim como pelo menos 10 mil soldados, cercavam desde segunda-feira a Faixa de Gaza à espera da ordem do comando de invadir esse território palestino, de 40 quilômetros de comprimento por 15 de largura, com 1,5 milhão de habitantes.
Até agora, além de 466 mortos se contabilizam mais de 3 mil feridos na Faixa de Gaza.

O Conselho de Segurança da ONU foi convocado novamente neste sábado para estudar a situação no Oriente Médio, após o exército de Israel iniciar a invasão terrestre da Faixa de Gaza.
O Conselho de Segurança manterá consultas às 22h (horário de Brasília) sobre a situação no Oriente Médio, incluída a questão palestina", informou hoje a ONU.
Esta é a terceira reunião urgente que farão os 15 membros do principal órgão das Nações Unidas para tratar do conflito que em Gaza desde sábado, quando Israel começou uma ofensiva em retaliação a ataques com foguetes do grupo de Hamas, que tomou o território em junho de 2007, pelas armas, da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
O conflito suscitado pelo lançamento de foguetes por parte de milícias do Hamas contra território israelense e a resposta de Israel com a chamada ofensiva "chumbo fundido" entrou hoje em sua segunda semana, com um resultado de pelo menos 466 mortos e 2.350 feridos.
Na primeira reunião do Conselho, realizada por proposta da Líbia horas após começar a ofensiva, os 15 membros acordaram uma declaração conjunta na qual pediam a cessação imediata dos ataques e a abertura da fronteira para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
A segunda, realizada em 31 de dezembro, a poucas horas do Ano-Novo, em Nova York, quando mudariam cinco dos dez membros não-permanentes do Conselho, acabou sem acordo nenhum.
A falta de consenso se deveu à proposta de resolução apresentada pela Líbia, em representação dos países árabes, ser considerada desequilibrada pelas potências ocidentais por não fazer menção ao Hamas.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, viajou na sexta-feira a Nova York para intensificar junto a outros líderes árabes os esforços diplomáticos em Nações Unidas encaminhados a conseguir um cessar-fogo.
A convocação da reunião de hoje coincidiu com a chegada de milhares de simpatizantes do grupo palestino Hamas às portas da sede da Missão Israelense perante a ONU, que se encontra a poucos metros da sede das Nações Unidas.
Após saírem da Times Square, eles marcharam até a representação diplomática israelense em Manhattan, onde também se reuniram dezenas de  pessoas em apoio de Israel, que levavam bandeiras desse país, assim como dos Estados Unidos.

2 010     :       -        DOMINGO
Muita tranqüilidade neste domingo. Apenas vejo as notícias de jornais e trato dos meus arquivos. Levo para a HEMEROTECA VENTURA papéis do ano passado. Assisto na televisão as reportagens sobre as últimas tragédias causadas pelas chuvas.  

A COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR é a maior vitrine para as jovens promessas do futebol brasileiro. Espalhada por diversas sedes no interior do Estado, a competição é marcada pelo grande número de olheiros e dirigentes que estão em busca de futuros craques. O campeão CORINTHIANS e o SÃO PAULO começaram impiedosos, goleando.
Em ARARAQUARA, o CORINTHIANS anotou  5 a 0 contra o ARAGUAÍNA. Em JAGUARIÚNA, outra goleada. O SÃO PAULO venceu o CSA-AL por 4 a 0. O PAULISTA de JUNDIAÍ aplicou enorme surra no TAUBATÉ: nada menos do que 8 a 0. Na mesma chave S o FLAMENGO passou fácil (3 a 0) pelo SHALLON-RO. Em LEME, o BAHIA humilhou os pernambucanos do PORTO, com 7 a 0. A chuva de gols ainda seguiu por outros dois jogos. O GOIÁS, com três gols de TARDELLY, atropelou o RORAIMA: 6 a 0. O PORTO FELIZ não economizou diante do CEARÁ, com a contagem de 5 a 0. Outros a conquistarem bons triunfos foram o FIGUEIRENSE, com 4 a 1, no UNIÃO BARBARENSE, o INTER, que fez 4 a 2 sobre PERNAMBUCANO e a PORTUGUESA, após 3 a 1 no FLAMENGO de GUARULHOS.
O AL-HILAL, representante estrangeiro da competição, sofreu um gol de pênalti do ATLÉTICO-PR no fim e caiu por 1 a 0.     

Voltar para casa depois de passar o reveillon no litoral norte de São Paulo se tornou uma tarefa mais cansativa que retomar a rotina de trabalho no primeiro dia útil do ano. A RODOVIA DOS TAMOIOS, entre CARAGUATATUBA e SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, é a única ligação disponível entre as cidades litorâneas e o VALE DO PARAÍBA, por causa da interdição da Rodovia OSVALDO CRUZ. Duas pontes da estrada que liga UBATUBA a TAUBATÉ foram atingidas pelo transbordamento do Rio PARAITINGA e do RIBEIRÃO DO CHAPÉU, perto de SÃO LUIZ DO PARAITINGA, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas.

Cerca de duas mil pessoas compareceram hoje aos enterros de vítimas das chuvas, desabamentos e deslizamentos ocorridos no RIO e em SÃO PAULO. As vítimas foram sepultadas em BELO HORIZONTE, SÃO PAULO, ARUJÁ e GUARAREMA. Única sobrevivente de uma tragédia em CUNHA, que matou marido e dois filhos, ALICE MORON SILVA, de 41 anos, não pôde comparecer ao enterro da família, no Cemitério de CONGONHAS. Ela estava internada, com fratura no quadril, na UTI do Hospital 9 de Julho. Os seis integrantes da família foram enterrados no início da tarde em dois jazigos – MÁRIO e os filhos em um, MANOLO, ÉRIKA e INGRID em outro – do Cemitério de CONGONHAS. Quase 300 amigos e parentes acompanharam o enterro e participaram de uma missa, realizada ao ar livre, na frente das salas onde os corpos eram velados.
Cerca de 400 pessoas se reuniram hoje no Cemitério Municipal de GUARAREMA para o enterro das quatro pessoas de uma mesma família que morreram soterradas em casa no bairro IPIRANGA, no primeiro dia do ano. Por causa do risco de novos desabamentos, 50 casas continuam interditadas.
Em clima de comoção, parentes e amigos se despediram de YUMI IMANISHI FARACI, de 18 anos, que morreu no deslizamento que atingiu parte da POUSADA SANKAY, em ILHA GRANDE, em ANGRA DOS REIS, na madrugada do dia primeiro. O corpo da jovem foi velado durante o dia e cremado no fim da tarde no Cemitério PARQUE RENASCER, em CONTAGEM, na região metropolitana de BELO HORIZONTE. Suas cinzas, segundo a família, serão jogadas na baía de ANGRA.
YUMI era filha dos donos da pousada e passou o reveillon com um grupo de colegas do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de MINAS GERAIS. Os corpos de PAULO SARMIENTO, de 27 anos, e ISABELLA GODINHO, de 20 anos, - casal de namorados, amigos de YUMI, que também morreu na tragédia – foram enterrados pela manhã na capital e em LAGOA SANTA, também na Grande BH.
Em CONTAGEM, centenas de pessoas foram ao velório de YUMI, entre elas três colegas da jovem que escaparam da tragédia. A última lembrança que guardou da amiga foi o banho de mar após a virada do ano.
Foi enterrado no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, o corpo do empresário RENATO DE ASSIS REPETTO, de 50 anos, uma das quatro vítimas da mesma família na tragédia de ILHA GRANDE. RENATO alugou duas casas na ENSEADA DO BANANAL para passar o reveillon com a mulher, ILZA MARIA ROLAND, e outras 14 pessoas, entre filhos, sobrinhos e netos. Além de RENATO, morreram ILZA e suas sobrinhas-netas GABRIELA, de 9 anos, e GIOVANA, de 12.
Onze amigos, vítimas do deslizamento de terra causado pelas chuvas em ILHA GRANDE, foram velados na cidade onde nasceram, em ARUJÁ. O casal de namorados RICARDO FERREIRA DA SILVA e NATÁLIA PACHECO, de 24 anos, foram enterrados pela manhã no Cemitério PAQUE POUSADA DA PAZ. No mesmo local, às 16 horas, foi enterrada a família BACCIN – o vendedor MÁRCIO LUÍS, de 31, a contadora CECÍLIA, de 30, grávida de seis meses, e o filho do casal, GIOVANNI, de 4 anos. Cerca de 300 pessoas foram ao cemitério. A família morava na BAHIA há oito anos. Ela era sócia de uma fábrica de brinquedos em LAURO DE FREITAS. Há 17 anos o grupo passava o ano-novo juntos em lugares diversos. Todos se conheceram em um condomínio da cidade.
O corpo da dentista EMANUELA NEVES, de 32 anos, noiva de LARINI, e FERNANDA MURACA DOS REIS, de 27, noiva de ALEGRI, continuavam desaparecidos até a noite de hoje. ALEGRI voltou hoje ao local da tragédia. Num helicóptero emprestado por um tio, ele sobrevoou a região do deslizamento para ajudar nas buscas da namorada. O pai de FERNANDA, o aposentado NORBERTO DOS REIS, emocionado, disse que não deixa o RIO sem que a filha seja achada.

O governador JOSÉ SERRA visitou hoje SÃO LUÍS DO PARAITINGA e afirmou que, depois que as águas baixarem, vai pedir ao secretário da Cultura, JOÃO SAYAD, para visitar o município e avaliar quais medidas o governo estadual e a prefeitura devem tomar para reconstruir os prédios históricos que foram abaixo, por causa da enchente. As cheias do RIO PARAITINGA, que subiu mais de dez metros, destruíram a IGREJA DA MATRIZ, do século XIX, e a IGREJA DA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS. Além disso, existem cerca de 90 prédios históricos tombados, feitos por meio da técnica de taipa de pilão. Os que não ruíram ficaram com a estrutura comprometida.
O governador foi acompanhado do secretário da Saúde, LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA, e do secretário dos Transportes, MAURO ARCE.      

Os ESTADOS UNIDOS e a GRÃ-BRETANHA anunciaram hoje que fecharão as suas embaixadas em SANAA, capital do IÊMEN, por causa das ameaças da rede terrorista AL-QAEDA na Península Arábica. O grupo, segundo disse ontem o presidente BARACK OBAMA, está por trás da fracassada tentativa de explodir um avião que aterrissava em DETROIT no dia de Natal.
JOHN BRENNAN, chefe de contraterrorismo do governo OBAMA, disse que os EUA têm indicações de que a AL-QAEDA está organizando operações terroristas contra alvo ocidentais na capital iemenita.
A Justiça do PERU confirmou hoje, por unanimidade, a sentença de 25 anos de prisão para o ex-presidente ALBERTO FUJIMORI. O ex-governante responde pela morte de 25 pessoas durante a repressão à guerrilha nos anos 1990.
O recurso da defesa de FUJIMORI, que pedia a anulação da sentença, foi recusado.
Ditada em abril de 2009, a sentença foi a primeira na AMÉRICA LATINA contra um presidente eleito e julgado em seu próprio país devido a abusos contra os direitos humanos.

Num novo atentado à bomba no PAQUISTÃO, um ex-ministro do país foi assassinado hoje, de acordo com informações da agência de notícias REUTERS. O atentado amplia ainda mais a pressão sob o governo local, que se esforça para evitar uma insurgência do TALEBAN e estabilizar o país. O veículo em que o ex-ministro viajava foi atingido por uma bomba colocada na beira da estrada. “O ministro, seu guarda-costas e o motorista foram mortos”, disse FAZAL NAEEM, um oficial da polícia na cidade de HANGU, onde ocorreu o ataque, no noroeste do país. Um segundo guarda-costas também morreu. A explosão ocorreu numa semana bastante sangrenta, que incluiu um atentado suicida numa partida de vôlei em uma vila no noroeste do país onde eram formadas milícias anti-TALEBAN. Ao menos 98 pessoas morreram.    

2 011         :        -         TERÇA-FEIRA
Depois das festas de fim de ano e do começo de 2011 com a posse na nova presidente do BRASIL, DILMA ROUSSEFF, vamos realmente começar a lida diária de 2011, reatando os elos de 2010 com o Ano Novo. Na minha biblioteca tenho certo trabalho em separar a papelada do ano que se encerrou. O meu problema é agora a falta de espaço e também o grande trabalho que estou tendo na digitalização de minhas memórias. Alguns livros estão exigindo agora espaço de dois em dois dias e isso é mais tempo que se perde na colagem das páginas.
Vou para a cidade de SÃO PAULO depois das 11 horas. Chove muito nesta terça-feira e o trânsito se complica. A primeira novidade do ano é ver funcionando a alça que liga a MARGINAL TIETÊ à Avenida CRUZEIRO DO SUL. Acompanhei durante meses a construção dessa alça, aliás, como toda a reforma da MARGINAL TIETÊ. Melhora muito o trânsito para quem vai para a área do mercado Central da cidade. Passo pelo MMDC. Tudo está muito sossegado, com a Sociedade fechada. Apenas recebo um telefonema do OLIVEIRA. Vamos almoçar lá pelas 14 horas. Estão juntos conosco o PASSOS DA SILVA, ALEMÃO, CRISTIANO e AMERICO. Conversamos muito sobre a posse da DILMA ROUSSEFF e GERALDO ALCKMIN. Apesar de tudo ainda temos esperança que eles farão bom governo. Até agora tudo está nas promessas constantes dos discursos que eles fizeram. O tempo hoje não ajuda. Assim é que depois de imprimir as páginas dos dias 2 e 3 de janeiro de minhas memórias retorno a GUARULHOS.

O CORONEL PM Ref TOGNETTI manda-me o seguinte e-mail:
A fortuna de Lula. Só a que se sabe...Mas há indícios que há muito dinheiro fora do país....Por Giulio Sanmartini:
Sobre o novo mimo que Lula está adquirindo para seu lazer, Cláudio Humberto escreve o seguinte. 'A casa comprada por Lula junto à cooperativa habitacional Bancoop, no Guarujá (SP), fica no condomínio Iporanga, onde veraneiam o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e a viúva do ex-ministro de FHC Sérgio Motta.
Não custam menos de R$ 2 milhões, cada. O presidente e a mulher, d.Marisa, passaram boa parte das férias do verão passado na casa de Bastos, nesse condomínio de classe alta, quando decidiram comprar o imóvel '.
Lula, vamos dizer assim, 'trabalhou' 22 anos e foi aposentado por ter estado um dia inteiro como preso político. Recebe do Instituto de Previdência o valor liquido MENSAL de R$ 6.956,40.
Um simples mortal HONESTO que como ele não foi funcionário público, terá que trabalhar 35 anos para aposentar-se e receberá o benefício máximo pago hoje pela Previdência  de R$ 2.894,28.
Caso Lula recebesse esse teto levaria 57 anos para comprar seu apartamento, mas Lula não tem instrução nem habilitação para receber o teto do benefício, como disse Brizola (em um de seus raros momentos de lucidez) 'nem bom torneiro mecânico foi', haja visto sua mutilação profissional (alias, que se sabe de fonte segura.. foi feita COM ANESTESIA.. pois era moda naquela época ( entre os espertinhos...) se cortar o dedo na prensa para se aposentar no mole (vários colegas do lula e tambem o irmão dele, tem esse dedinho decepado... que gente esperta e honesta, nao ?????   outro PS: pessoas que trabalham nessa maquina AFIRMAM = é impossível POR ACIDENTE se decepar o dedinho da mão esquerda, ele nada tem a ver com os dedos que se usa para trabalhar nessa maquina...
PORTANTO  = FRAUDE PURA !!!
Se Lula recebesse mil reais por mês, o tempo para a compra dessa modesta casinha de 2 milhões... seria de 165 anos, se fosse R$ 500,00 passaria a 330 anos pagando e finalmente se fosse o salário mínimo seriam 450 anos. Mas ele pagará a Vista !!!!
E dizer que entre os anos de 1989 a 1998 Lula nem casa tinha, pois, como ele sempre declarou.....morava de graça na casa de seu compadre Roberto Teixeira sem pagar nada. Portanto nesses quase 10 anos o presidente da República conseguiu comprar um apartamento de cobertura em São Bernardo.
Mas o salário na presidência é baixo............. QUE MILAGRE É ESSE ?
Pois É............ ME ENGANA QUE EU GOSTO.........
LULA ROUBA, o povo brasileiro paga a conta e aínda aplaude. O POVO BRASILEIRO TEM A CARACTERÍSTICA DE IDOLATRAR BANDIDOS, PICARETAS, TRAFICANTES, E TUDO QUE É PORCARIA. (VIDE OS ÍDOLOS DA TV). Para o brasileiro esses salafrários não devem ser repelidos e sim venerados pois são MUITO ESPERTOS, INTELIGENTES E MAIS CAPAZES QUE OS BOCÓS HONESTOS...... :
Outro dia Lula queixava-se numa roda de amigos que tinha que arrumar outra aposentadoria para continuar mantendo o atual padrão de vida.
Sugiro que o presidente peça ajuda ao seu fenomenal filho, que num curto e mágico período, depois que o pai chegou à presidência, passou de pequeno funcionário do Zoológico (estagiário com 600 reais de salário) a grande fazendeiro de gado.
Vocês sabiam que o filho do presidente Lula, o Lulinha, que há 05 anos era empregado do zoológico em São Paulo, acabou de comprar a fazenda Fortaleza (de porteira fechada) localizada às margens da rodovia Marechal Rondon, município de Valparaíso-SP, de propriedade do sr. José Carlos Prata Cunha, um dos maiores produtores de nelore do Brasil, pela simples bagatela de R$ 47.000.000,00 (quarenta e sete milhões de reais), e a imprensa, não divulgou!!!! como isso é possível???????
Nada contra o pecuarista que é muito conhecido no meio, mas onde o Lulinha arrumou esta grana toda?
Tem também aquela conversa mole, mal contada, da Telemar, dos cinco milhões por mês...Pode até ser como Lula disse: 'que ninguém tem a autoridade ética e moral do PT', acho que ele está certo = se isso é verdade, precisaremos reerguer o PRESIDIO CARANDIRU só para abrigar toda essa ética e moral petista pois ao que parece, ladroeira mudou de nome.......

Surge a idéia de se criar um jornal virtual na Internet sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A provocação é de nossa associada FRANCES DE AZEVEDO. Repasso para a nossa Diretora de Comunicação Social no sentido de se tornar realidade o projeto.
ESTIMADA CAMILA
Será que poderemos lançar em 2011 o JORNAL 32 de maneira virtual?
De: Frances Azevedo <franceazevedo@gmail.com
Data: 3 de janeiro de 2011 11:04
Assunto: AGUARDO RETORNO
Para: Cel Mario Ventura <celmario@gmail.com
Prezado Coronel Ventura:
Reitero retorno abaixo
Frances
Caro amigo Coronel Ventura:
Apreciei a oração de Ano Novo!
Nem bem raioou sanguinea e fresca a madrugada, o amigo já reiniciou o contato, ou melhor, continuou o contato, a conversação eletrônica com seus confrades (as).
Sempre é bom receber seus e-mails, escolhidos à dedo.
Renovo votos de ÓTIMO ANO NOVO.
Vamos executar obras de verdadeira cidadania neste 2011!
Que tal criarmos o JORNAL DE 32. Jornal eletrônico, e se for o caso (se conseguirmos patrocínio) editá-lo graficamente, no PAPEL?! Posto ecologicamente incorreto, já que depende da utilização de nossas irmãs da natureza...mas, discordo, eis que há projetos específicos de  plantio de árvores...
Aguardo retorno
Abraço Fraternal
Frances
CAMILA
O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo fará a solenidade no Páteo do Colégio. Estou apoiando a doutora NELLY junto às Forças Armadas. Como a Sociedade estará fechada até 20 de janeiro há certa dificuldade em fazer alguma coisa no dia 25, mesmo porque as cerimônias que acontecerão nessa data vão absorver qualquer solenidade que pensássemos em fazer. A ideia do JORNAL 32 deverá contar com a participação de nossos amigos, principalmente o RICARDO, o DOUGLAS, o MARCELO e outros que poderão trazer material para a composição do jornal. Sei que a FRANCES irá colocar uma poesia. O PEDRO PAULO poderia também colaborar com uma crônica. enfim, material há muito para a formação do jornal. Apenas precisamos de gente que entende como formatizar o material. Fotografias há de sobejo. Seria o JORNAL 32 Nº 1 e o pensamento é fazê-lo mensal.
Confesso que esta é uma idéia muito antiga, mas que nunca deu certo. As pessoas que prometeram formatizar o jornal nunca chegaram a concretizar o projeto. Seria interessante começarmos a pensar nisso desde já estabelecendo a data de 25 de janeiro para a publicação do número 1.
Peço para você divulgar a idéia e concentrar o material a ser enviado para publicação. Nosso presidente GINO STRUFFALDI faria o Editorial. Colocar-se-iam os nomes que compõem a Atual Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal.
Caso você reunir as pessoas mais diretamente ligadas ao assunto podemos marcar horário e data já para a semana que vem.
Em 3 de janeiro de 2011 23:10, Camila Giudice <camilagiudice@gmail.com> escreveu:
Olá coronel Ventura boa noite,
Como está?
Sim podemos fazer o jornal e também gostaria de saber se vamos preparar algo para o dia 25 e também se tem alguma sugestão de pauta e o que colocaríamos no jornal.
Monto o modelo e envio ate o final da semana.
O que acha de fazermos um concerto para homenagear SP?
Abraços 
Camila

Os advogados do ex-ativista italiano CESARE BATTISTI pediram hoje ao Supremo Tribunal Federal sua liberdade imediata. Enquanto isso, em ROMA, o governo italiano advertiu que poderá recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça de HAIA para obter a extradição de BATTISTI – condenado pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970. Negada a extradição pelo ex-presidente LULA no último dia do ano, os advogados de BATTISTI argumentam não haver mais razão para manter o italiano preso na penitenciária da PAPUDA, em BRASÍLIA. A reação da ITÁLIA deve vir nos próximos dias. O advogado que representa o governo italiano neste processo defenderá a impugnação desse pedido. Ele argumentará que somente o plenário do STF, que decidiu mantê-lo preso quando autorizou sua extradição, poderia soltá-lo. Oficialmente, o STF ainda não foi comunicado da decisão do ex-presidente LULA de negar a extradição – o STF ainda precisa ser comunicado pelo Ministério da Justiça, o que deve ocorrer nos próximos dias.

O corpo do senador por MINAS GERAIS, ELISEU RESENDE, foi velado hoje no salão nobre da Assembléia Legislativa, em uma cerimônia que reuniu familiares, amigos e diversas autoridades da política mineira e lideranças do DEM. “Foi um dos grandes nomes de MINAS GERAIS”, ressaltou o governador ANTÔNIO ANASTASIA (PSDB), que decretou luto oficial de três dias no Estado. O senador HÉLIO COSTA (PMDB-MG) representou o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY.

Faleceu o pianista GERALDO FLACH, aos 65 anos, vítima de um câncer, em PORTO ALEGRE, no RIO GRANDE DO SUL, terra natal do pianista. Compositor e produtor musical, também, FLACH estudou piano erudito dos cinco aos vinte anos de idade. A carreira profissional teve início aos 14 anos, quando FLACH passou a tocar em conjuntos de baile. Nos anos 1960, ele formou um trio de piano, baixo e bateria, fazia apresentações e chegou a ter um programa na TV. Ao lado de grandes nomes da música brasileira, o pianista se apresentou em recitais no BRASIL e no exterior, gravou diversos discos, o que lhe rendeu alguns prêmios.  

Com um discurso enfático, a deputada petista MARIA DO ROSÁRIO assumiu hoje a Secretaria de Direitos Humanos pedindo ao Congresso que aprove a formação da COMISSÃO DA VERDADE e defendendo o “reconhecimento da responsabilidade do Estado pelas graves violações de direitos humanos om vista a não repetição do ocorrido”. A nova ministra prometeu ainda implementar o Plano Nacional de Direitos Humanos, que foi motivador da polêmica, inclusive durante a campanha presidencial. Na platéia estava o ministro da Defesa, NELSON JOBIM, que ouviu MARIA DO ROSÁRIO homenagear os guerrilheiros que “empenharam suas vidas generosamente porque acreditavam na liberdade e na democracia”. À ditadura, referiu-se como “período de exceção”.

Na iminência da primeira crise política de seu governo, a presidente DILMA ROUSSEFF agiu rápido para tentar conter a revolta do PMDB por conta da disputa com o PT pelos cargos importantes do segundo escalão do governo federal. Na reunião do Conselho Político hoje no Palácio do Planalto, com os novos ministros, DILMA decidiu suspender a definição de cargos do segundo escalão até a eleição das presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro. Ela também acionou o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, para tentar conter a rebelião no partido aliado. O temor de DILMA é que a disputa partidária contamine votações relevantes no Congresso e, sobretudo, crie um clima de revanche nas definições dos comandos no Congresso. A revolta do PMDB é tão grande que hoje o partido boicotou as cerimônias de transmissão de cargo dos ministros petistas ALEXANDRE PADILHA (SAÚDE), LUIZ SÉRGIO (RELAÇÕES INSTITUCIONAIS) e FERNANDO PIMENTEL (DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMERCIO). Convocado por DILMA na emergência da disputa, SARNEY marcou para amanhã uma reunião em sua casa, a partir das 11 horas, com o vice-presidente da República, MICHEL TEMER, e outros líderes do partido.

O novo presidente do BANCO CENTRAL, ALEXANDRE TOMBINI, deixou claro hoje que fará tudo que estiver ao seu alcance para manter a inflação sob controle. Durante o discurso de posse, o economista enfatizou que o sistema de metas de inflação é o instrumento “mais adequado” para cumprir essa missão e afirmou que o crescimento sustentado só ocorrerá com inflação baixa.    

Policial Militar há oito anos e portador de ficha profissional exemplar, o CABO PM CLÁUDIO ROGÉRIO RODRIGUES DA SILVA, de 30 anos, homossexual, acredita estar sendo vítima de homofobia na PM. Em 2009, foi aprovado no Curso de Formação de Oficiais – um dos mais concorridos da FUVEST – mas está sendo impedido de ingressar na Academia do Barro Branco. Motivo alegado: não passou na investigação social. ROGÉRIO começou o curso em fevereiro de 2009 e, em 22 de abril, foi chamado ao setor de inteligência da PM. Teve que responder a um questionário com perguntas do tipo: “Você alguma vez já fez carícias em órgão genital masculino enquanto realizava abordagem policial?” e “Por que você não está namorando?”. Também foi perguntado porque não mencionou desentendimento com um PM, em janeiro de 2005, em um trem. E foi isso a causa de tudo. Na ocasião, o cabo e outro PM, que era soldado, estavam em trajes civis e não se conheciam. Segundo ROGÉRIO, o PM dormia “espalhado” no banco e ele empurrou a perna dele para poder sentar-se. O soldado teria interpretado o gesto como uma suposta carícia e os dois foram parar numa delegacia. Não houve ocorrência e o caso só não terminou ali porque, para azar de ROGÉRIO, o PM trabalhava na corregedoria. “Prestamos declarações e o caso foi arquivado”, diz ROGÉRIO. Na PM, esse simples procedimento é considerado investigação preliminar. Porém, segundo o cabo, não o avisaram. Um mês após o questionário, ROGÉRIO foi desligado da academia por ter sido reprovado na investigação social. Ele entrou com recurso na 7ª Vara da Fazenda Pública e obteve liminar (decisão provisória) para retornar. O juiz também deu dez dias para a academia apresentar os motivos do desligamento. “A liminar saiu na véspera de receber o espadim. Eu era o único que não tinha nem roupa nem sapatos para a formatura.” A Academia alegou, como motivo do desligamento “má fé ao omitir a investigação preliminar”. Em dezembro de 2009, ao julgar o mérito (decisão definitiva) do recurso, a Justiça cassou a liminar. ROGÉRIO recorreu novamente, agora à 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça. Na audiência, em 24 de agosto de 2010, seu advogado, ELIEZER PEREIRA MARTINS, disse que seu cliente era vítima de homofobia. O relator, desembargador JOSÉ LUIZ GERMANO, pediu vista do processo. Um mês depois deu parecer favorável à volta do PM à academia. Porém, foi voto vencido porque outros dois desembargadores, CORREA VIANA e ALVES BEVILACQUA, negaram. ROGÉRIO foi novamente desligado da academia e outra vez recorreu. Alega que teve o direito de defesa cerceado porque desembargadores confundiram o caso com o de outro policial. Em nota, a PM diz que, ao se inscrever no concurso, o candidato concorda com os termos do edital, que prevê investigação social “para avaliar a eventual existência de traços de conduta incompatíveis com o oficialato”. “Ao omitir envolvimento em ocorrência policial, revelou não ter os predicativos indispensáveis ao cargo, levando à sua eliminação.”

A psicóloga KAREN TANNHAUSER, que estava desaparecida desde o dia 31 de dezembro, foi encontrada por um vizinho dentro do porta-malas do carro. O veículo havia sido deixado aberto pelo marido da síndica ao descarregar bagagens quando KAREN teria entrado. Ao retornar para buscar ferramentas, ele encontrou a psicóloga lá dentro. Ela estaria “desorientada”,segundo ele. A polícia analisa a possibilidade de KAREN ter ficado escondida no prédio onde mora, no JARDIM BOTÂNICO, bairro nobre do RIO, desde o desaparecimento.

Exames feitos hoje mostram que aumentou o tamanho dos tumores no abdômen e intestino do ex-vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR. Ele está internado desde 22 de dezembro no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO. A hemorragia no aparelho digestivo, no entanto, foi superada e o tratamento de quimioterapia deve ser retomado amanhã, segundo boletim médico. No domingo, ele voltou a fazer fisioterapia.  

De acordo com diplomatas americanos, o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, incitou o governo de EVO MORALES, na BOLÍVIA, a nacionalizar as instalações da PETROBRÁS no país em 2006, fato que provocou um atrito econômico e diplomático com o BRASIL. A informação está em telegramas da Embaixada dos ESTADOS UNIDOS em BRASÍLIA enviados ao Departamento de Estado americano e revelados pela ONG WIKILEAKS.
Após oito anos no poder, o ator ARNOLD SCHWARZENEGGER deixou hoje o cargo de governador do Estado da CALIFÓRNIA. Ele termina seus dois mandatos com níveis baixíssimos de popularidade por causa da crise econômica que atingiu o Estado em sua gestão. O republicano dá lugar ao veterano democrata JERRY BROWN, que já governou a CALIFÓRNIA entre 1975 e 1983. Antes de ser eleito, BROWN foi promotor-geral do Estado.

O presidente da COSTA DO MARFIM, LAURENT GBAGBO, que se mantém na presidência apesar de ter perdido as eleições de outubro, recusou-se novamente a deixar o cargo após reunião com autoridades africanas. Os EUA se mostraram dispostos a recebê-lo para tentar resolver a crise.

2 012     :      -     TERÇA-FEIRA
Numa manhã fria e chuvosa, logo cedo, estou fazendo a atualização do dia 3 de janeiro. Há uma certa calmaria no ar, mas estou preocupado com a realização da Abertura dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista de 1932, marcada para 22 de janeiro. O tempo está “voando” e muitas coisas precisam ser feitas, inclusive os convites. Deverei me entender com a CORONEL PM MARIA YAMAMOTO, Chefe da S Com Soc da PMESP.
Faço uma viagem tranqüila, lendo ‘O DIA DA CAÇA’, de JAMES PATTERSON, tido como o autor de suspense mais vendido do mundo. Como estou chegando ao final do livro, a atenção fica presa ao desenrolar da caçada de ALEX CROSS ao matador profissional TIGER.
Pouca coisa posso fazer na Sociedade nesta tarde. Primeiramente tenho de atender ao telefonema de THIAGO, um neto de veterano, que quer lembrar de seu avô nas comemorações dos oitenta anos da revolução de 32. Depois, temos a reunião de JÚLIO DARVAS e SABINA, já nas idéias finais para a criação do CLUBE DE VALORIZAÇÃO DOS VETERANOS VENCEDORES. Nosso amigo OLIVEIRA também comparece ao MMDC para conversar comigo sobre assuntos particulares.

Prezada Camila Giudice, Ilustre Cel Ventura e Diretor do Cerimonial Markus
Venho através do presente instrumento requisitar a inclusão da biografia e foto do meu avô Vicente Venancio Junior no Jornal dos Veteranos de 32, haja vista que o mesmo pertenceu ao Batalhão Nove de Julho/Artilharia Pesada e prestou serviços voluntarios ao IBC no Largo do Café.
Da mesma forma gostaria de fazer uma homenagem solene na data de 9 de Julho , todavia é impossível os restos mortais, mas UMA URNA com objetos pessoais dele. Necessito fazer isso e peço essa gentileza e os procedimentos.
O retrato ficará aos cuidados da Camila - serão dois quadros . Um deles será doado ao Museu Maria Soldado como recomendado pelo Cel. Ventura e outro ficara conosco.
Além disso, necessito de uma placa de bronze e uma solenidade para o dia. Gostaria que fosse entregue aos presentes/familiares (aos dois filhos homens e 3 netos homens também), uma lembrança medalha confeccionado com meus recursos se for permitido.
Sou muito grato pela atenção e certo da compreensão. Aproveito a oportunidade para desejar um feliz 2012 com muito sucesso.
Vamos manter contato, meu celular é 011 7448-7616.
Saudações,
Thiago de Moraes
      
De: Niomar
Fui viajar no dia 26 e regressei nesta manhã; a pilha de jornais na porta da área de serviço; juntei-os e minha atenção estava mesmo voltada para a necrologia; passa jornal, passa jornal, até que cheguei ao de hoje, dia 3 e lá está: faleceu o Coronel Newton Pereira da Silva, o Croque.
Velho bombeiro do tempo romântico, ao lado de Paulão, Jathyr, Braga, cuidando dos Martins, Caribés, Cabeleiras, Marrão, e outros mais jovens.
Participou dos movimentos reivindicatórios. Depois foi prá infantaria, chegou a Coronel com o Cmt Geral Torres de Melo e comandou o CPA/M-2, de onde foi para a reserva. Amigo de todos, foi ser Vice Presidente na AOPM no tempo do Rigonatto e, na renúncia deste após 5 anos, assumiu a presidência por 3 anos. Eu era o presidente do CD.
Nestes últimos tempos era o mais assíduo dos baralheiros das 4ªs. feiras, na
AORPM.
Ficou doente em dezembro; falei com a Zefinha (hoje viúva) e o Breno (filhão) algumas vezes; senti que as esperanças estavam minguando.
Estou triste, muito triste ... Croque não é amigo para se perder.
Se souber dou notícia da missa.
Que o céu te receba, Croque, e que vc comece a armar um baralhinho por ai que nosso reencontro não deve demorar.

Estimadissimo CEL VENTURA
A missão continua! Agradeço pelas informações enviadas e fico no aguardo de quando nossa briosa sociedade retornar das merecidas ferias. Temos um ano ferocíssimo a nossa frente e precisamos de todo o efetivo que dispusermos para vencer.
Excelente a vossa idéia de ordenar ao EGYDIO que disparasse diplomas e medalhas em PIRACICABA assim o núcleo dele voltou a ser núcleo e isso também o tirou do ostracismo que se encontrava, bem como dos desconfortos psicológicos que ele havia se envolvido.
Idem para ITAPIRA. Agora é sustentar o fogo. Estou com o lançamento desses dois livros para 2012 e também do evento ENFERMEIRA CONSTITUCIONALISTA que ficará no lugar da CONSCIENCIA NEGRA CONSTITUCIONALISTA nesse ano de 2012. Sua eminentíssima presença, assim como a do excelso CEL EDILBERTO nos serão uma vez mais importantíssimas nesse evento, que pretendo fazer no dia da enfermagem, na câmara municipal de Itapetininga, esse ano.
A atuação junto ao TIRO DE GUERRA continuará esse ano e outras novidades ainda por vir. Só torço que continues à frente de nossa sociedade ainda que forças malignas almejem retirá-lo para benefício próprio, mas FORÇA E CORAGEM meu coronel! Haveremos de vencer!
enorme abraço e no contato
BIAJONE
Jan 3, 2012

Os garotos palmeirenses estrearam bem na COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Nesta noite, em ARARAQUARA, o VERSÃO goleou o LINHARES por 5 a 0 – e poderia ter feito mais se não tivesse diminuído o ritmo a partir da metade do segundo tempo. O PALMEIRAS lidera o Grupo E no saldo de gols, já que tem os mesmos três pontos do RONDONÓPOLIS, que fez 4 a 3 na FERROVIÁRIA. Se a estréia palmeirense foi tranqüila, a 43ª edição da COPINHA começou dura para dois favoritos: CRUZEIRO e INTERNACIONAL. O time mineiro suou para passar pelo ABC de NATAL por  1 a 0, e o COLORADO derrotou o CONFIANÇA-SE por 2 a 1. O FLAMENGO decepcionou em sua primeira partida. O time do RIO, campeão do torneio em 2011, manteve a base do elenco vencedor do ano passado, mas não conseguiu derrotar o AQUIDAUANENSE-MS. O jogo em SÃO CARLOS terminou em 0 a 0.

O espanhol MARC COMA começou a terceira etapa do RALI-DACAR na liderança da classificação geral da categoria motos, mas errou o caminho durante o trajeto entre SAN RAFAEL e SAN JUAN, na ARGENTINA, e chegou em segundo, mais de dez minutos depois do francês CYRIL DESPRES, que assumiu a liderança. Entre os carros, o espanhol NANI ROMA e o francês MICHEL PÉRIN venceram, mas a liderança está com o polonês KRZYSZTOF HOLOWCZYC e o belga JEAN-MARC FORTIN. O brasileiro GUILHERME SPINELLI ocupa a 14ª posição.

A presidente DILMA ROUSSEFF ordenou hoje a adoção de critérios técnicos na distribuição de recursos do Ministério da Integração para o combate a enchentes, no dia em que o jornal O ESTADO revelou que 90% dessa verba estava sendo canalizada para PERNAMBUCO, Estado de origem do ministro FERNANDO BEZERRA COELHO. A pedido de DILMA, a ministra GLEISI HOFFMANN (CASA CIVIL) interrompeu suas férias no PARANÁ para convocar reunião com técnicos do ministério da Defesa Civil. DILMA não procurou BEZERRA, que vai suspender as férias e deve se pronunciar amanhã. Até expoentes do PT pernambucano avaliam que o ministro exagerou na politização do uso das verbas antienchente.

A Polícia Militar ocupou hoje a região conhecida como cracolândia, no centro de SÃO PAULO. Cem policiais e 30 guardas-civis metropolitanos permanecerão 24 horas nas ruas dominadas por traficantes e usuários de crack pelo menos até o fim de janeiro. O objetivo, segundo a corporação, é sufocar o crime e permitir a ação de agentes comunitários que circulam diariamente pela região com mais segurança. Três pessoas foram presas. Quem passar pelo local, no entanto, vai ver que os “nóias” continuam lá. A ação começou às 9 horas nas proximidades da Rua HELVÉTIA e, por volta do meio-dia, o entorno da PRAÇA JÚLIO PRESTES, um dos principais pontos de concentração de usuários, estava quase vazio. Mas a migração para outras ruas do centro foi imediata – até vias comerciais, como a SANTA EFIGÊNIA, foram tomadas por usuários de droga. Pouco a pouco, eles voltaram às imediações da Estação JÚLIO PRESTES. Quando foram inicialmente surpreendidos pela polícia, alguns responderam com violência, atirando pedras e paus contra viaturas – chegaram a atingir alguns carros estacionados e levaram medo nos pedestres, principalmente nas crianças. Outros confrontos foram registrados quando funcionários da Prefeitura iniciaram a limpeza da região, recolhendo objetos deixados pelo caminho. No fim da tarde, no entanto, os mesmos grupos de usuários que fugiram da polícia de manhã já consumiam crack na praça, na frente de policiais militares, que só observavam, sem interferir. De acordo com a CAPITÃO PM LEANDRA PONTES DABAGUI, coordenadora operacional do 13º Batalhão, responsável pelo policiamento na região, a operação não visa expulsar os dependentes químicos da área, mas coibir o tráfico e a ação de criminosos. “A questão do usuário é um problema de saúde pública, não de polícia. Mas se algum usuário solicitar a ajuda de um policial militar será prontamente atendido”, disse. A reportagem flagrou a venda de drogas no local. De acordo com a Prefeitura, a operação pretende intensificar o trabalho de identificação de traficantes e criminosos infiltrados na região da LUZ e evitar a chegada e a venda de drogas na área. “A ação da PM ocorre no momento em que a Prefeitura coloca em prática o novo sistema de coleta de entulhos, limpeza de bueiros e varrição, o que reforça os serviços de zeladoria na cidade”, afirmou, em nota oficial. Hoje mesmo, caminhões-pipa lavaram as ruas da cracolândia. Balanço divulgado no início da noite registrava a apreensão de um radiocomunicador, duas metralhadoras de brinquedo, dez carcaças de moto e cachimbos improvisados para o consumo de crack. Prédios e becos usados como esconderijo de drogas serão revistados durante a ação. Três bases móveis e a Cavalaria da Polícia Militar não foram suficientes para impedir que usuários continuassem fumando crack na Praça JÚLIO PRESTES nem que se espalhassem para as ruas do entorno, como dos ANDRADAS e SANTA EFIGÊNIA, famosas pela venda de produtos de som e eletroeletrônicos. Intimidados pela presença da PM, em um primeiro momento, os “nóias” deixaram o gradil do terreno da antiga rodoviária da LUZ e seguiram para o gramado na frente da Estação JÚLIO PRESTES. Policiais se aproximaram e eles correram pela RUA DOS ANDRADAS e GENERAL OSÓRIO até a RUA DO TRIUNFO. Dali espalharam-se pelas esquinas adjacentes, observados por vendedores e comerciantes perplexos. “Agora vai ficar essa brincadeira de gato e rato entre eles e a PM”, reclamou JOSÉ LUIZ DE SOUZA, que tem uma lanchonete na RUA DOS ANDRADAS há 30 anos.

Um casal de espanhóis em férias no BRASIL acusa a pizzaria NONNO PAOLO, no bairro do PARAÍSO, na zona sul, de racismo contra o filho adotivo deles, um garoto de 6 anos, nascido na ETIÓPIA. O caso ocorreu no dia 30 de dezembro e foi parar na delegacia. Segundo a família, que vive em BARCELONA, o menino foi confundido pelo gerente da casa com um pedinte e colocado para fora do estabelecimento na Rua ABÍLIO SOARES. O episódio ganhou repercussão nas redes sociais. Em uma página do site FACEBOOK, um casal passou a chamar as pessoas hoje para um panelaço em frente à pizzaria, marcado para o próximo sábado, dia 7 de janeiro. Outros pediam justiça no caso. O caso foi registrado no 36º Distrito Policial (PARAÍSO) como constrangimento ilegal, mas a polícia abriu inquérito e investiga a hipótese de racismo. “Eu entendo que houve no mínimo constrangimento ilegal, mas pelas características da criança estamos frente a algo de preconceito de raça e de cor”, disse o delegado titular MÁRCIO DE CASTRO NILSON.    

O IRÃ ameaçou atacar um porta-aviões dos EUA que havia deixado na semana passada o GOLFO PÉRSICO, caso a embarcação retorne à região. O aviso foi feito pelo comandante do Exército iraniano, ATAOLLAH SALEHI, após TEERÃ concluir exercícios navais perto do ESTREITO DE ORMUZ – porta de entrada do GOLFO, por onde passa 40% da produção mundial de petróleo – e ameaçar fechar a passagem em resposta a novas sanções. “Recomendamos ao navio de guerra americano que passou pelo ESTREITO DE ORMUZ e foi ao GOLFO DE OMÃ que não retorne ao GOLFO PÉRSICO”, afimrou SALEHI à agência de notícias FARS, referindo-se ao porta-aviões USS JOHN C. STENNIS. “A República Islâmica não repetirá este aviso”, completou. O navio é parte da 5ª Frota, cuja base fica no BAHREIN, diante do IRÃ. GEORGE LITTLE, porta-voz do PENTÁGONO, disse que os EUA manterão as operações navais na região “como vem fazendo há décadas”. As forças americanas, disse, continuarão “em seu estado constante de elevada vigilância” e manterão seus deslocamentos “de acordo com o direito internacional”. A FRANÇA defendeu que a UNIÃO EUROPÉIA adote sanções mais duras contra o IRÃ, a exemplo das medidas recém-adotadas pelo Congresso americano. ALAIN JUPPÉ, chanceler francês, pediu sanções direcionadas contra ativos do BANCO CENTRAL DO IRÃ, além de um embargo ao petróleo iraniano. No dia 30, chanceleres europeus discutirão a proposta.

O Partido Republicano começou sua primeira decisão primária para escolher o candidato que vai enfrentar o presidente BARACK OBAMA, em 6 de novembro. O CAUCUS de IOWA, uma assembléia com eleitores republicanos, vai escolher um entre sete principais pré-candidatos. O processo será repetido em todos os Estados. MITT ROMNEY, que chegou a disputar com JOHN McCAIN a candidatura republicana em 2008, aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto no Estado com 22,8%. Em seguida, com 21,5% vem RON PAUL. RICK SANTORUM (16,3%) é o terceiro.

2 013      :       -       QUINTA-FEIRA
Pela manhã, eram umas 6 horas, LUCINDA quer se levantar, mas precisa de alguém para ajudá-la. Faz um barulhão danado para chamar a atenção do JOÃO GOMES e do PAULO CESAR, que dormem na parte de baixo de casa. Mas quem escuta as pancadas que a mãe está dando no assoalho do quarto é a MARLENE. Começa hoje o quinto dia do tormento da LUCINDA após a queda no quintal, causando a quebra de uma costela e o trincamento de outra (30 de dezembro). Vejo pela Internet o drama do RIO com as chuvas:

RIO - A região da Baixada Fluminense amanheceu nesta quinta-feira, dia 3, sob forte chuva, que já causa desabamentos, desalojamentos e enchentes em diversas cidades do Rio. Em Xerém, distrito de Duque de Caxias, onde a situação é mais grave, já são 200 pessoas desabrigadas e pelo menos uma morte confirmada pela Defesa Civil. Também há desalojados em Angra dos Reis, Parati e Mangaratiba, cidades que decretaram estado de Atenção. As chuvas afetaram ainda a Região Serrana do Rio. Em Petrópolis, dois rios transbordaram e em Teresópolis sirenes de emergência foram acionadas em pelo menos quatro bairros, mas não há informações sobre desabrigados.
Em Xerém, os rios Capivari e Saracuruna transbordaram e ruas ficaram tomadas pelas águas desde o início da madrugada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal é um homem adulto ainda não identificado. Ele foi encontrado nos escombros de uma casa que desmoronou na madrugada. Os desalojados estão sendo levados para um abrigo na Praça da Mantiqueira, no centro de Xérem. Parte de uma ponte desabou e a água em muitas ruas chega a altura dos joelhos, mesmo após uma trégua da chuva, por volta das 8h.
As fortes chuvas começaram ainda na noite de quarta-feira, dia 2, deixando milhares de famílias em alerta. Em menos de 24h, choveu cerca de 212 mm em Xérem, volume acima da média para o curto período. O temporal foi causado por uma frente fria que chegou ao Rio nesta quarta-feira, fazendo com que as temperaturas no Estado caíssem rapidamente. A situação se agravou pois a cidade vive um colapso na coleta de lixo após as eleições. A sujeira espalhada nas calçadas contribuiu para os alagamentos.
Em Angra, ao menos oito casas desabaram. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 100 pessoas estão desalojadas e mais de 2 mil estão em áreas com risco de deslizamento. As autoridades da região trabalham para retirar estas pessoas de suas casas. Desde a madrugada, já foram registrados 102 milímetros de chuva.

Muda muito a temperatura no terceiro dia de janeiro. Cai a temperatura. Chuvisca sem parar. Recebo um e-mail do THIAGO DE MORAES:
Nobre Amigo Ventura, boa noite. Espero encontrá-lo bem. E aproveito para desejar boas novas para o amigo e seus familiares. O ano que se inicia (2013) traz muitas surpresas. Estou em viagem novamente, mas agora nos Estados Unidos.
Para os 81 anos do Movimento Constitucionalistas tenho grandes idéias atreladas a maior Corte do Brasil STF. Assim que chegar no Brasil necessito conversar com amigo sobre este que talvez seja um dos maiores encontros para aclamar a Constituição e de fato e direito federalizar o Movimento Constitucionalista e para que o MMDC ganhe muito mais força, espaço e reconhecimento. E o Colar da Vitória traz esse espírito de Soberania. Vamos preparar o terreno com a turma do PT. Aguarde minha chegada.
A Solenidade do dia 12/12 do ano passado ainda está repercutindo comentários muito positivos. Mesmo longe recebo emails e ligações das mais diversas. Os olhos dos grandes juristas Constitucionalistas estão voltados para 32.
Saudações
Thiago de Moraes
Mario Ventura
10:56

para Thiago
ESTIMADO THIAGO
Ontem iniciamos a nossa caminhada em 2013. Anunciamos a Abertura dos 81 anos da Revolução Constitucionalista para 24 de janeiro, quando faremos
o segundo almoço da Vitória e entregaremos o COLAR DA VITÓRIA para nossos associados beneméritos, que muito têm colaborado para afastar de uma vez por todas a crise financeira da instituição, o que era uma vergonha. Essa honraria teve o condão de consertar essa deficiência "histórica" da Sociedade.
Aguardo o seu breve retorno para que possamos desenvolver grandes projetos neste ano. A sua idéia é muito boa e acredito que possamos executá-la para desencadearmos com firmeza a nossa idéia de nacionalização do Movimento Constitucionalista de 1932.  

Chego hoje à Sociedade Veteranos de 32 quase às 13 horas. MARINEI está fazendo um levantamento dos associados para saber aqueles que pagaram o último boleto. Irá remeter um segundo boleto para os “não pagantes”. Nosso amigo PASSOS DA SILVA telefona solicitando nossa presença para o almoço no MMDS. Ali também estão: CRISTIANO e COLOMBO (enfrentando uma gripe forte, com dores de garganta, mas trabalhando assim mesmo). Um associado que reside em SANTO ANDRÉ, CARLOS VENÂNCIO, vem pagar sua anuidade. Ele está interessado em desenvolver um núcleo formal naquela cidade. Deverá conversar a respeito disso com o CORONEL PM Ref MANUEL ABISSI NOGUEIRA e com o presidente do Núcleo de Correspondência de SANTO ANDRÉ, SILVIO LUIZ DA ROCHA. CARLOS VENÂNCIO é amigo do agora vereador da cidade, CORONEL PM SARDANO. Essa idéia de se montar um núcleo em SANTO ANDRÉ já é antiga. Há anos atrás apareceu um espertalhão que “meteu os pés pelas mãos”, antes mesmo de se formalizar a criação do núcleo. Até o comandante do CPAM-6, CORONEL PM PERRENOUD, tinha cedido dependências no quartel e o estatuto estava concretizado.   Recebo um e-mail do SARGENTO PM PAULO ROBERTO CAMPOS DE OLIVEIRA RUIZ, pertencente à 4ª Companhia do 1º BPChq. Quer ele criar um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC naquele quartel. Irá se entrosar com os núcleos MMDC- LESTE e “GINO STRUFFALDI”.
Tenho de ir até a SÃO PAULO PREVIDÊNCIA, na Central de Atendimento da Avenida DUQUE DE CAXIAS, 135, conforme está agendado para 15 horas desta quinta-feira. Vou passar por um censo previdenciário, elaborado pelo IDORT. Sou atendido por MARIA ANALICE DE ALMEIDA SILVA que me faz uma série de perguntas a fim de preencher os dados exigidos pelo censo. Isso até que não é demorado. Esse censo tem validade durante cinco anos. Por volta das 16 horas já estou liberado. Vou embarcar na estação SANTA CECÍLIA do metrô. Faço baldeação na SÉ e antes das 17 horas embarco no ônibus COCAIA, no Terminal Norte da ARMÊNIA. Continua chuviscando.

Encontro LUCINDA andando pela casa. Hoje foi o dia em que ela permaneceu mais tempo de pé, procurando fazer alguma coisa, sem maltratar o corpo todo dolorido. Vimos pela televisão os estragos que as chuvas fizeram em algumas regiões do RIO:
Jornal do Brasil -  Publicidade - Morador de Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense durante 20 anos, o cantor e compositor Zeca Pagodinho esteve na região afetada na manhã desta quinta-feira (3) para visitar seu sítio, que fica muito próximo da região do Café Torrado (a mais afetada de Xerém) e para ajudar amigos de longa data. Usando um quadriciclo motorizado, o cantor passou o dia circulando pelas ruas enlameadas e ajudando seus vizinhos atingidos pelas chuvas. Ao dar entrevistas ás equipes de televisão, não escondia sua comoção com o que estava acontecendo aos moradores do distrito. Em certo momento, seu desabafo foi forte: Tem muita gente pobre, muita gente sofredora e tem o lixo para infernizar mais ainda a vida. "É muito ruim ver Xerém assim", disse o sambista em entrevista à TV Bandeirantes. "Tem muita gente pobre, muita gente sofredora e tem o lixo para infernizar mais ainda a vida. Eu tenho carro, mas tem gente que não tem. O único caminho que sobrou (depois dos deslizamentos de terra) é lixo puro. Dá nojo de político, dá nojo desta gente bandida", disse ele numa clara referência à irregularidade na coleta de lixo . 
Logo após chegar em seu sítio em Xerém na manhã desta quinta (3) e se deparar com o cenário de destruição, Pagodinho passou a divulgar na rede social Facebook uma campanha para angariar donativos.
Rio - Hoje às 18h34 - Atualizada hoje às 19h27 - Governo federal vai liberar até R$ 35 milhões para Xerém, distrito de Caxias - Distrito da Baixada Fluminense tem estado de calamidade decretada
Jornal do Brasil - Maria Luisa de Melo (Publicidade) - Com o maior número de desalojados - são 1 mil - depois das fortes chuvas que acometeram o estado do Rio de Janeiro nestas quarta e quinta-feira, o Ministério da Integração Nacional vai liberar nos próximos meses de R$ 25 a R$ 35 milhões para a reconstrução de três pontes e compra de suprimentos para a população afetada por deslizamentos nas margens do Rio Capivari, em Xerém, distrito de Duque de Caxias. De acordo com a Prefeitura de Duque de Caxias, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será firmado amanhã junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para garantir a transparência no gasto do dinheiro que será repassado ao município. A visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, também está prevista para sexta-feira (4), que estará acompanhado do governador Sérgio Cabral. De imediato, segundo o prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, pelo menos R$ 5 milhões serão usados para a reconstrução de três pontes. O projeto dos empreendimentos serão elaborados pela Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O CORINTHIANS fechou a contratação de ALEXANDRE PATO. O MILAN receberá 15 milhões de euros (40,5 milhões de reais) por 100% dos direitos econômicos do atacante de 23 anos. Numa futura venda, no entanto, PATO ficará com 40% da transação porque abriu mão de luvas. Além disso, ele aceitou redução salarial. No MILAN, ganhava 900 mil reais mensais. No CORINTHIANS receberá cerca de 400 mil reais. O SANTOS anunciou seu primeiro grande reforço para 2013: o meia argentino MONTILLO, de 28 anos. O valor do negócio não foi divulgado, mas o CRUZEIRO deverá receber 16 milhões de reais, mais o volante HENRIQUE.

No seu primeiro dia como prefeito de SÃO PAULO, FERNANDO HADDAD ficou sabendo que a presidente DILMA ROUSSEFF liberou 636 milhões de reais do PAC para a construção de quatro piscinões e obras de contenção em áreas com risco de enchente na capital. A informação foi passada pelo Palácio do Planalto a HADDAD ontem. O secretário de Coordenação das Subprefeituras, CHICO MACENA, confirmou os valores hoje aos 31 subprefeitos, na primeira reunião do grupo. De acordo com MACENA, 291 milhões serão usados para construção de dois piscinões na bacia do ARICANDUVA. Outros 271 milhões se destinam a construção de dois piscinões na bacia do PINHEIROS e 74 milhões servirão para obras de contenção em 13 áreas consideradas de risco. Na reunião com os subprefeitos, MACENA repassou as 16 medidas anunciadas por HADDAD no dia 2 de janeiro para minimizar os problemas gerados pelas chuvas.
Em seu segundo dia no cargo, o prefeito FERNANDO HADDAD reuniu-se hoje com o Comitê de Desenvolvimento Sustentável, um dos cinco comitês temáticos destinados a cuidar de projetos comuns de determinada área. Cada comitê terá um gerente de projeto, que fará relatórios trimestrais sobre o estágio de cada atividade. A estrutura desses comitês foi desenhada durante o governo de transição.

Ex-secretária de Educação na gestão MARTA SUPLICY, MARIA APARECIDA PEREZ foi nomeada hoje chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando de JOSÉ DE FILIPPI JUNIOR. Acusada de improbidade administrativa pelo Ministério Público, ela teve os bens bloqueados em junho de 2012 por decisão liminar. Com outros funcionários da gestão MARTA (2001-2005), MARIA APARECIDA é acusada de irregularidades na contratação de duas empresas responsáveis por construir 14 prédios que substituiriam escolas de lata em 2004. O prejuízo aos cofres públicos, segundo a Promotoria, foi de 6,8 milhões de reais.   

O governo de SÃO PAULO vai adotar internações involuntárias de dependentes químicos para tentar dar um fim à CRACOLÂNDIA, no Centro. A medida foi anunciada hoje pelo governador GERALDO ALCKMIN e faz parte de uma ação integrada com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil. A Operação CENTRO LEGAL, uma parceria com a Prefeitura e o governo paulista para tentar conter o tráfico e o consumo de drogas na CRACOLÂNDIA, completou um ano hoje. Segundo balanço da Secretaria da Justiça do Estado, foram 762 prisões e 1.363 dependentes químicos internados voluntariamente nesse período. Mas, apesar dos números, o cenário continua sendo de destruição. Em ruas como a CLEVELAND, GLETE e HELVÉTIA, menores e adultos vendem crack e consomem ali mesmo nas calçadas a droga à luz do dia. Para viabilizar as internações involuntárias de adultos, uma comissão antidrogas formada por promotores, juízes e advogados foi constituída. Um plantão será criado no CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) para atender casos emergenciais.

A Churrascaria e Pizzaria CASA GRANDE, na Praia da Enseada, no GUARUJÁ, onde o estudante MARIO DOS SANTOS SAMPAIO foi assassinado na noite do Reveillon pelo dono do estabelecimento, JOSÉ ADÃO PEREIRA PASSOS, virou atração turística. Hoje à tarde, quase todos que passavam em frente ao número 1.835 da Avenida DOM PEDRO I paravam para dar uma espiadinha. Um dos motivos de tanta curiosidade também era um gatinho cinza, preso no restaurante, alimentando-se do sangue da vítima que ainda estava no chão, em meio a travessas com restos de alimentos. JOSÉ ADÃO, de 55 anos, e o filho, DIEGO SOUZA PASSOS, de 23, gerente do restaurante, apresentaram-se à polícia na noite do dia 2 de janeiro e foram ouvidos por cerca de quatro horas. O comerciante confessou o crime, mas alegou que sua intenção não era matar, mas defender o filho. Pai e filho foram liberados após o depoimento porque o prazo do flagrante já havia passado e, como se apresentaram, não cabia um pedido de prisão temporária. JOSÉ ADÃO contou que MÁRIO estava apertando o pescoço do seu filho e o rapaz chegou a perder os sentidos, por isso pegou a primeira faca que viu. O delegado LUIZ RICARDO LARA DIAS JÚNIOR, da Delegacia Central do GUARUJÁ, está cuidando do caso.

A Polícia Militar prendeu em flagrante ROBERTO ANDRADE DA SILVA, de 19 anos, e o vendedor IVAIR JOSÉ DA SILVA, de 26, sob acusação de assaltarem a joalheria SAYEGH, no SHOPPING MORUMBI, na zona oeste da capital, ontem à noite. Outros dois criminosos que acompanhavam a dupla detida conseguiram fugir. Na tentativa de escapar, ROBERTO e IVAIR usaram um GOL preto roubado e, na esquina das Avenidas VICENTE RAO e WASHINGTON LUÍS, bateram em um HONDA FIT. Eles foram presos após a colisão. A polícia encontrou uma moto e um GOL prata usados pelo grupo no assalto. Os outros dois bandidos fugiram levando jóias, celulares e objetos da loja do shopping.

A condenação a seis anos e 11 meses de prisão por participação no mensalão e a possibilidade real de ser preso não foram suficientes para impedir que o ex-presidente do PT JOSÉ GENOÍNO tomasse posse hoje como deputado federal por SÃO PAULO. Após a cerimônia reservada, ele disse ter “a consciência serena dos inocentes”. A partir de fevereiro – mesmo sem precisar trabalhar um único dia neste mês, quando o Congresso está em férias – o petista terá direito a receber o salário de 26,7 mil reais. Além disso, vai poder gastar outros 28.057,67 com passagens aéreas e despesas de gabinete, mais 9 mil com combustível e serviços de segurança. GENOINO ainda terá direito, caso não opte por um apartamento funcional, a 3 mil reais de auxílio-moradia e poderá gastar 60 mil com a contratação de 25 assessores. O salário pode ajudá-lo a pagar a multa de 468 mil reais imposta pelo Supremo Tribunal Federal por ter dado aval aos empréstimos fraudulentos usados para pagar mesadas a deputados no primeiro governo do ex-presidente LULA. Aplaudido por familiares e petistas que compareceram à sessão reservada, o ex-guerrilheiro ignorou o fato de ter sido considerado culpado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha e disse se sentir confortável no cargo de parlamentar. Segundo o suplente da coligação, GENOÍNO assumiu a vaga de CARLINHOS ALMEIDA, eleito prefeito de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

A estudante paulista HELEN LEITE, de 25 anos, morreu durante o voo 962 da AMERICAN AIRLINES, entre SÃO PAULO e DALLAS, nos ESTADOS UNIDOS. O avião decolou do Aeroporto de CUMBICA à 1:12 hora de ontem, com 220 passageiros e 14 tripulantes. A previsão era pousar em DALLAS às 7:20 horas (hora local). Após 8 horas de viagem, HELEN começou a passar mal e foi socorrida pela tripulação e por um médico que estava entre os passageiros. Por causa da gravidade do caso, o piloto anunciou que desviaria o voo para HOUSTON, onde pousou por volta das 6 horas. Segundo o departamento policial da cidade, HELEN foi declarada morta logo após a aterrissagem na cidade. O corpo de HELEN foi levado para autópsia e, até as 22 horas de hoje, a causa da morte ainda não havia sido divulgada. A policia de HOUSTON informou que não havia sinais aparentes de trauma no corpo da brasileira. HELEN era de PALMITAL, a 415 km de SÃO PAULO, onde trabalhou como estagiária na prefeitura. Desde meados do ano passado, morava na cidade de LITTLE ROCK, no ARKANSAS, onde trabalhava como babá e estudava inglês. Veio ao BRASIL visitar a família e o namorado no fim do ano e pretendia retornar definitivamente em junho.     

A Embaixada do BRASIL no PERU e autoridades brasileiras em CUZCO acompanham as buscas pelo estudante de BRASÍLIA, ARTHUR PASCHOALI, de 19 anos. O universitário desapareceu em MACHU PICCHU no último dia 21, quando avisou a amigos que caminharia pela região para fazer fotografias. PASCHOALI estava em MACHU PICCHU trabalhando em um restaurante. O Ministério das Relações Exteriores informou que o cônsul do BRASIL em CUZCO e o adido policial da Embaixada do Brasil no PERU acompanham de perto as buscas pelo universitário. Os pais de ARTHUR estão em SANTA TERESA desde hoje e mobilizaram a população em buscas pelas redondezas. A família também já entrou em contato com o ITAMARATY e com a Embaixada do BRASIL no PERU.    

Um homem matou três pessoas e feriu duas no vilarejo suíço de DAILLON, reabrindo o debate no país sobre o porte de armas. O autor dos disparos tinha ficha na polícia e esteve em tratamento psiquiátrico. As mortes ocorreram ontem à noite. Ferido pela polícia, o atirador está na UTI de um hospital local. Segundo investigadores, ele disparou mais de 20 vezes de seu apartamento, sem motivo aparente. Na SUÍÇA, os homens são autorizados a manter as armas que utilizam no Exército em suas casas depois de terminado o serviço militar. Estimativas apontam que há 2,3 milhões de fuzis em circulação no país de 8 milhões de habitantes.

Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas hoje na explosão de um carro-bomba em um posto de gasolina em DAMASCO. O atentado ocorreu no bairro de BARZEH AL-BALAD, que abriga muçulmanos sunitas e várias outras minorias religiosas e étnicas. O posto estava cheio de pessoas que tentavam comprar combustível, que se tornou escasso por causa dos 21 meses de guerra civil.

Um suicida detonou hoje um carro-bomba na rodoviária de MUSSAYAB, 60 km ao sul de BAGDÁ, matando 20 xiitas que retornavam de uma peregrinação à cidade sagrada de KERBALA. Os reiligiosos trocavam de ônibus quando ocorreu a explosão. De acordo com as autoridades locais, o atentado deixou cerca de 50 feridos. A explosão evidencia a elevada tensão sectária – principalmente entre sunitas e xiitas – que cresceu no país após a retirada das tropas americanas, em dezembro de 2011.

SERGIU NICOLAESCU, um prolífico e popular diretor romeno, conhecido por seus filmes épicos, morreu nesta quinta-feira, 3 de janeiro, em BUCARESTE, aos 82 anos. De acordo com o hospital em que estava internado, NICOLAESCU morreu em decorrência de complicações no coração e no pulmão após passar por uma cirurgia. NICOLAESCU abandonou a política em dezembro: ele era senador pelo partido social democrata desde 1992. Como cineasta, fez mais de 50 filmes ao longo da vida e, a despeito da carreira política, continuou a dirigir filmes como EXPRESSO DO ORIENTE, de 2004. Em 1979, ele filmou MICHAEL, THE BRAVE, título que é considerado um clássico do cinema da ROMÊNIA.

2 014    :     -      SEXTA-FEIRA
recebo, pelo NINHO DAS ÁGUIAS, um trabalho de OLAVO DE CARVALHO que julgo necessário ser colocado em meu blog, face o alerta que ele nos dá a respeito da praga vermelha que assola o BRASIL.
Repassem para seus contatos o texto do Olavo de Carvalho. Espero que, os admiradores de Fidel, Chavez, Lula e toda raça de ditadores, façam, com a leitura, uma reflexão!
O TERROR VERMELHO QUE DOMINOU O BRASIL
Por Olavo de Carvalho (*)
Não é fácil ser comunista. É necessário ser um perfeito idiota.
Não basta ser "meio" idiota. É preciso ser um idiota completo! No começo do século passado, há quase cem anos, o comunismo era uma tentadora promessa.
Políticos, intelectuais e religiosos de todos os matizes depositaram grande esperança no regime que prometia acabar com a exploração do homem pelo "capitalismo" e implantar na Terra um regime celestial de amor e justiça social.
A partir de 1917, entretanto, o comunismo foi experimentado exaustivamente em dezenas de países, principalmente na União Soviética, onde perdurou por setenta e três anos.
Fracassou em todos esses países. Não cumpriu suas promessas. Ao contrário, só resultou em genocídio, torturas, truculência, obsessão bélica, terrorismo de Estado, trabalho escravo, injustiça social, destruição do ambiente e estrondoso fracasso econômico.
No entanto, no Brasil, por ignorância ou por burrice mesmo, inúmeras categorias recusam-se a aprender com a experiência comunista, principalmente a  soviética. Insistem em aprender da maneira mais difícil: pela própria experiência. Esta é a principal característica do idiota perfeito. Para provar esta tese, vamos visitar alguns comunistas típicos do Brasil:
SINDICALISTAS:
No Brasil, praticamente todos os sindicatos são comunistas, a maioria dominada pela CUT. Se depender deles, o comunismo seria instalado imediatamente no Brasil, no melhor estilo estalinista.
No entanto, será que estas cavalgaduras (sem desfazer dos pobres muares) não sabem que a primeira coisa que os comunistas fariam, ao assumir o poder, seria acabar com os sindicatos? Em TODOS os países comunistas, sindicatos foram proibidos e ainda hoje o são, nos fósseis comunistas Cuba, Coréia do Norte e China. Nestes países, por não existir sindicatos, os operários trabalham como escravos e ganham misérias. Até as pedras sabem disto, menos os sindicalistas brasileiros. Eles deveriam lutar pelo capitalismo, pois foi somente nos países capitalistas que os sindicalizados conquistaram vantagens para os trabalhadores. Será que os sindicalistas comunistas ignoram que nos países capitalistas os trabalhadores gozam de liberdade e ganham, geralmente, mais de CEM vezes o que ganha um operário cubano, por exemplo? É imperdoável tamanha ignorância!
Ao pregar a subversão comunista, os idiotas estão cavando o próprio túmulo!
Será que eles não se lembram que foi o sindicato polonês Solidariedade que deu o golpe de misericórdia no colapso do Império Soviético? Comunismo e sindicatos são totalmente incompatíveis.
PROLETÁRIOS: - A grande maioria dos operários acredita na balela comunista da "ditadura do proletariado". No entanto, respondam: quando aconteceu isso?
Resposta: nunca! Na união soviética ocorreu a ditadura dos burocratas corruptos, que gozavam de privilégios de casta, enquanto os operários eram mandados para trabalhar nos gulags, campos de trabalho escravo na Sibéria.
Havia milhares de gulags!  Metade dos escravos morria por maus tratos, de fome, de frio (até sessenta graus abaixo de zero), ou então levava uma bala na nuca. E ninguém se importava com isso. Nos gulags, as mulheres trabalhavam mais que cavalos, segundo o Coronel Danzig Baldaiev, que fez cerca de duzentos desenhos para demonstrar o horror dos gulags. Eram submetidas a trabalho tão pesado que seus úteros saiam para fora e eram forçadas a continuar a trabalhar, com os úteros dependurados.
Em TODOS os regimes coletivistas, como o socialismo e o comunismo, os indivíduos não têm nenhum valor. Na construção do canal do Rio Volga até Moscou os badalados proletários eram empurrados, junto aos carrinhos de concreto, para preencher o espaço das formas.
Na Sibéria existe até hoje uma "estrada dos ossos", pavimentada com os ossos dos operários que a construíam, que morriam como moscas e eram substituídos imediatamente, para fornecer mais ossos.
Nos gulags, segundo Baldaiev, os escravos proletários que trabalhavam bem ganhavam um pão inteiro para alimentar-se durante cada dia. Os outros, ganhavam meio pão. Comunismo é isso! Não é opinião. É fato histórico!
Segundo Soljenítsen, que foi um relutante hóspede dos gulags por oito anos, Stálin, que pregava a balela da "ditadura do proletariado", mandou para os campos de trabalho escravo cerca de sessenta e cinco milhões de cidadãos, a grande maioria proletários. As cidades soviéticas, por ordem do monstro Stálin, tinham cotas mensais de "inimigos do Estado" para mandar para os gulags.
Somente o de Vorkuta, por exemplo, tinha quatrocentos mil escravos, segundo John Noble, que foi escravo do soviéticos por mais de nove anos. Lula da Silva, que se considera formado em "sindicalismo", será que sabe disto? Será este o "novo mundo possível" que os comunistas pregam?
Será que os operários comunistas brasileiros sabem que Fidel Castro, depois que perdeu as esmolas do finado império soviético, abriu o mercado para hotéis europeus, nas belas praias da ilha, onde trabalham muitos empregados cubanos?
Entretanto, quem recebe os salários, em dólares, é o vetusto ditador sanguinário do Caribe que, depois, distribui esmolas para os escravos cubanos e fica com o grosso do dinheiro? Isto é o que eu chamo apropriação da mais-valia. O resto é conversa para boi dormir . Além de assassino, o barbudo é mau caráter mesmo!
E o José Dirceu chorou, ao abraçá-lo... Devia chorar pelas oitenta mil vítimas do assassino Fidel Castro. Os gulags são a maior prova do fracasso do comunismo. Lênin aprendeu logo que o comunismo fracassara e tentou voltar para o Capitalismo, como a China, Cuba e Vietnã estão fazendo hoje, porém morreu, e o sanguinário Stálin usurpou o poder.
Ele também percebeu o fracasso do Socialismo mas, para não recorrer ao Capitalismo, instaurou o terrorismo de Estado, sendo responsável pelo extermínio de cerca de sessenta milhões de soviéticos, nos expurgos e nos gulags - mais que todas as perdas, de todos os países, na Segunda Guerra Mundial, a mais terrível de todos os tempos.
Mesmo assim, alguns perfeitos idiotas de esquerda, especialmente políticos, ainda veneram o açougueiro Stálin, e exibem sua efígie nas paredes de seus gabinetes de subversão comunista, subvencionados por nosso dinheiro.
Saddam Hussein também decorava as paredes de seus palácios com imagens do monstro, e Hítler era seu grande admirado. Poucos dias antes de morrer, o demente nazista, comparando-se a Stálin, desabafou: "No final de contas, a gente se arrepende de ter sido tão generoso... " (Paul Johnson, Tempos Modernos).
PADRES CATÓLICOS: -
Muitos padres católicos converteram-se à estupidez comunista e fazem pregação marxista até nas missas. Não sabem que os países comunistas são ateus por dever de Estado?
Tão logo o Comunismo acabar de ser instalado, os padres poderão escolher entre uma bala na nuca ou a forca. Ou ir para os gulags. Quanto às igrejas, como fizeram na União Soviética, serão  transformadas em mictórios públicos. Uma escritora russa, Tania Khodkevitch, cumpriu dez anos de trabalhos forçados nos gulags só porque ousou dizer:
- "Na União Soviética é permitido rezar, contanto que só Deus ouça nossas preces" (Soljenítsen). Leonardo Boff e Frei Betto, certamente seriam eliminados de pronto, para não falarem asneiras, como, por exemplo, comparar o suave São Francisco de Assis ao assassino che Guevara, o carrasco-mor de Fidel, o tal que matava com ternura, sendo que muitos idiotas ainda repetem certos jargões que puseram na boca desse fascinora...
JORNALISTAS: -
Praticamente noventa por cento  dos jornalistas brasileiros são de esquerda. Tanto mais que, se não fossem, não teriam espaço na mídia, com pouquíssimas exceções. São mais que idiotas. São suicidas intelectuais porque, quando o comunismo acabar de ser implantado no Brasil (está por pouco) eles serão  ainda  mais patrulhados e só poderão escrever o que o partido mandar. Poderão até aposentar seus cérebros, pois não precisarão mais deles.
Breve serão substituídos por robôs, que trabalharão na base do "copiar" e "colar"! Conforme já denunciei ( eu que já freqüentou os porões dos subversivos vermelhos)  há cerca de dez anos a CUT tinha   oitocentos jornalistas em sua folha de pagamento, não só para escrever as idiotices de sempre como, principalmente, para filtrar matérias que denunciassem as intenções sinistras dos bolchevistas tupiniquins.
Funcionou! Os retrógrados estão no poder! Quando uma vaga se abre em algum jornal ou emissora de TV, são  os sindicatos comunistas e o Franklin Martins  que indicam o jornalista cooptado  para preencher a vaga.
Jornalistas que não sejam lacaios dos comunistas,  podem procurar outra profissão, pois as portas do jornalismo estão fechadas para eles. Um amigo, comunista da gema, informou-me que o PT já tem um departamento, assessorado por uma equipe de advogados de alto nível, para processar todos jornalistas e articulistas que derem margem para tanto como já fizeram com muitos e exemplo disso é o Diogo Mainardi que depois de centenas de processos teve que se refugiar na Itália.
Isto é só o começo! É o embrião da KGB tropical! Oportunamente voltaremos ao assunto, relacionando outras levas de idiotas que se deixam levar pelo tsunami vermelho que, lamentavelmente, se abate sobre os idiotas da América Latrina.
PENSAMENTO DO DIA: "Ouvi dizer que, na América do Sul ainda existem comunistas, o que eu acho um charme. Como se nada tivesse acontecido!" Doris Lessing, no livro "The Sweetest Dream", sobre os ideais frustrados de sua geração com as utopias fracassadas do socialismo.

(*) Olavo de Carvalho - Ensaísta e advogado. Dedica-se a estudos nas áreas da Filosofia, História, Arqueologia, Linguística, Semântica Geral, Psicologia, Psicanálise, Cosmogonia, Cosmologia, Etologia e Sociobiologia. É colunista do site Mídia sem Máscara. É autor das obras "Hino à Liberdade" e "Tratado de Economia Profana". Entre seu material inédito, constam as obras "Sociedade da Desconfiança", "Trincheiras do Iluminismo", "A Treatise on Profane Religion", "The Twilight of Gods" e "Jesus, from Abraham to Marx". Autor do sucesso de vendas " O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota"


SÓ ACREDITA QUEM QUER! Doc: 184 – 2013


TORRES DE MELO







www.fortalweb.com.br/grupoguararapes
O mundo do senhor Eike Batista veio abaixo. Só o governo não sabia o que iria acontecer com o nosso dinheiro, pois fazia parte do negócio não muito bem explicado.
Os mais velhos já viram esta coisa acontecer, várias vezes, e tudo continuar no melhor dos mundos, pois só vai preso os três P da vida. Um vigarista, nos USA, deu golpe na praça e quase leva à Nação a desgraça. Foi preso e pegou 150 anos de cadeia e lá vai morrer. Aqui temos vários
exemplos de bancos e outras maracutaias e nós, povo brasileiro, continuamos a pagar a conta da irresponsabilidade do governo. Será que alguém será responsabilizado?
Quem não se lembra das FILIPETAS? Todo mundo ia ficar rico. Ambiciosos e imbecis foram nesta e perderam tudo e nada aconteceu. Quem não se lembra de uma propaganda de um negócio que emprestava dinheiro? Quando se abria a torneira do chuveiro não saia água e sim dinheiro. Muita gente perdeu dinheiro.
Quem tem 90 anos já viu o seu dinheiro ser contado em quinze zeros.
000.000.000.000.000 E A DÍVIDA brasileira aumentando, chegando aos três trilhões de reais. (3.000.000.000.000,00). E a conversa mole no mundo. Imagine se não tivessem sido cortados os quinze zeros nossa dívida seria:3.000.000.000.000.000.000.000.000.000,00
LINDO
Quem quiser ficar alegre vá ao site http://www.youtube.com/watch?v=Nk8eGGmicBc e veja que nos querem fazer de imbecis OU JÁ SOMOS? ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº12 58 93. Cartório do 1º Registro de Títulos e Documentos, em Fortaleza. Somos 1.837 civis – 49 da Marinha - 479 do Exército – 51 da Aeronáutica; 2.416 RP: batistapinheiro30@yahoo.com.br 7 DE JAN 2013 doc.  6 – 2014â€
Temos eleições em 2014. Todos têm consciência que os eleitos serão os dirigentes do Brasil por 4 anos. Todos admitem que os eleitos dependem de seus voto. Todos reconhecem que não adianta reclamar se os eleitos não corresponderem ao sonho de um Brasil sério. O eleito chegou lá com seu voto. Todos precisam ajudar ao Brasil. O Brasil será grande com grande filhos. MANDE EM FRENTE. VAMOS FAZER O MELHOR
Cesar Ciélo, Sensacional !
Dessa vez não foi pelo fato de ter ganho alguma prova de natação, mas pela entrevista corajosa que deu ao jornal ''O ESTADO DE SÃO PAULO''.
Cesar, bastante irritado, falou da falta de apoio da CBDA, (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). César disse com todas as letras: "que não teve ajuda da confederação e muito menos do governo. Sua vitória se deve à ajuda de seu pai e de patrocinadores." Para tanto estava treinando nos Estados Unidos. O presidente da confederação (CBDA) queria que ele voltasse para o Brasil, e fosse ao palácio do planalto para fazer o cartaz do presidente. Coisas que ele rejeitou. Daí para frente foi ameaçado de ficar sem o pouco de facilidades que a confederação lhe dava. "- Minha vitória tem muito pouco a ver com eles", disse o nadador quando participou do troféu José Finkel, nas piscinas do Corinthians. "Querendo eles ou não, sou campeão olímpico, e isso eles terão que engolir. Desde que me tornei profissional, em março, paguei tudo: “alimentação, hospedagem, e até meu técnico (o australiano Brett Hawke)." Cielo ficou assustado, quando lhe perguntaram se a CBDA havia ajudado em alguma despesa." Sua resposta foi essa: -" Sério que vocês estão me perguntando isso?' Pensei que vocês estivessem brincando.'' César Cielo contou que além de não receber auxílio da CBDA, teve problemas com o presidente Lula. -"Entre outras ameaças, ele ameaçou suspender os pagamentos que eu vinha recebendo dos correios, quando disse a ele que não viria para uma cerimônia no palácio do Planalto. Ele vivia telefonando para meus pais, e não os deixava trabalhar sossegados. Fiquei nervoso e treinei mal por uns dias. Esse é o governo que temos." Pelo que se vê, o dedo do governo está em tudo. Atletas têm que ir a Brasília para pedir a bênção do 'padrinho' e para fazer propaganda do presidente.Ainda bem que não vimos medalhistas em Brasília puxando o saco do desgoverno. QUE ABSURDO !!! (Repasse!)
Enfrentando um calor que ultrapassa os 30 ºC por volta das 11:30 horas, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. No sossego na repartição passo quase que todos os nomes das personalidades que foram homenageadas com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO em 19 de dezembro, em SERTÃOZINHO e dia 20 em RIBEIRÃO PRETO. Somente deixo de fazer isso para ir almoçar com MÁRIO MARGARIDO na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. Continuamos a pensar em desenvolvimento do MMDC neste ANO NOVO. MARIDO MARGARIDO acompanha-me até a Sociedade e, através do facebook, mantemos conversação com muita gente conhecida. Após a partida dele, ainda permaneço no MMDC até às 16 horas. Continuo com aquele levantamento que comecei a fazer ontem, sobre situações antigas da Sociedade. O calor é insuportável. No centro da cidade estamos com 36ºC, uma das temperaturas mais altas dos últimos tempos.
Uma perseguição terminou com dois bandidos baleados e um morto, ontem à noite no ITAIM PAULISTA, zona leste da capital. Logo após a ação da Polícia Militar, moradores da região, revoltados, protestaram conta os PMs. Eles alegaram que os suspeitos, todos menores, eram inocentes e jogaram objetos nos policiais. Balas de borracha e bombas de efeito moral foram usadas para controlar a situação. Pelo menos sete viaturas e dezenas de motos da ROCAM foram chamadas para dar apoio aos PMs atacados com paus e pedras. Os três rapazes estavam em um carro roubado quando foram abordados por policiais militares. Os ladrões não obedeceram a ordem de parada e fugiram. Após cerca de dez minutos de perseguição, o trio parou o veículo, um HB20 branco, da HYUNDAI, e começou a atirar contra os PMs. No confronto, MATHEUS HENRIQUE DA SILVA SANTOS, de 15 anos, morreu. Os dois menores baleados foram apreendidos e levados para a FUNDAÇÃO CASA. Com eles, segundo registrado no boletim de ocorrência, foram apreendidos três revólveres calibre 38. Os feridos foram socorridos no Hospital SANTA MARCELINA. Os policiais saíram ilesos no confronto. O carro usado na ação havia sido roubado, dois dias antes, em POÁ, região metropolitana de SÃO PAULO, e estaria envolvido em uma série de roubos a comércios na zona leste. O caso foi encaminhado ao DHPP.
Um cão da raça pinscher morreu após ter sido arremessado pela própria dona, do 12º andar de um prédio localizado na VILA TUPI, na PRAIA GRANDE, no litoral de SÃO PAULO. De acordo com o depoimento de moradores, a dona do animal alegou que ele teria saltado da janela, mas posteriormente admitiu ter lançado o cão do apartamento. O crime ocorreu por volta das 23 horas de ontem. Ao perceber a ação da moradora, vizinhos tentaram linchá-la, mas a Polícia Militar evitou as agressões.
O motorista da carreta envolvido no acidente que terminou com três mortos e nove feridos na Rodovia PRESIDENTE DUTRA, hoje pela manhã, não tinha carteira de habilitação. Em depoimento à polícia, ODAIR JOSÉ MENDONÇA DE JESUS argumentou que não teve culpa no acidente, já que a van bateu na traseira da carreta. A van vinha da CABUÇU, em NOVA IGUAÇU, e teria sido fechada por um carro por volta das 5:30 horas. Quatro pessoas estavam em estado grave nesta noite.
A brasileira de 17 anos morta ontem na explosão de um carro-bomba em BEIRUTE foi enterrada hoje no LÍBANO, de acordo com parentes da adolescente. Filha de libaneses, MALAK ZAHWE nasceu na região de FOZ DE IGUAÇU, no PARANÁ, e morava há quatro anos em BEIRUTE, onde estudava. A madrasta de MALAK, que é do LÍBANO e estava com ela, também morreu no atentado.
Um quebra-gelo chinês que ajudou a resgatar 52 passageiros de um navio russo retido no gelo da ANTÁRTIDA também encalhou hoje, complicando uma operação de resgate que já dura nove dias. O DRAGÃO DA NEVE havia trasportado passageiros do navio encalhado para uma outra embarcação, de bandeira australiana, na noite de ontem. Os passageiros resgatados estão a salvo, mas agora há dúvídas sobre a continuidade da operação.
O corpo do britânico RONALD BIGGS, famoso pelo assalto ao trem pagador, foi cremado hoje no GOLDERS GREEN CREMATORIUM, no norte de LONDRES. Uma bandeira do BRASIL, país no qual BIGGS viveu foragido após o assalto, estava sobre o caixão. Seu filho MICHAEL, que se tornou conhecido no BRASIL como o MIKE do grupo infantil BALÃO MÁGICO, participou da cerimônia. Integrantes do grupo de motoqueiros HELL´S ANGELS também tomaram parte do cortejo fúnebre. Conhecido como o ladrão do século, BIGGS morreu no dia 18 de dezembro, aos 84 anos, após vários problemas de saúde.
O ex-piloto francês de Fórmula 1, PHILIPPE STREIFF, deu notícias nada animadoras sobre o futuro do alemão MICHAEL SCHUMACHER, internado desde domingo, dia 29 de dezembro, em um hospital de GRENOBLE, na FRANÇA. Após visitar SCHUMI e conversar com o médico GERARD SAILLAINT, que acompanha o caso, STREIFF informou que o heptacampeão mundial corre risco de perder todos os movimentos e ter a fala comprometida. “MICHAEL parece estar um pouco melhor, mas a verdade é que ninguém sabe como a história vai acabar, foi o que ele me falou...O sangramento continua em ambos os lados do cérebro e pode afetar a fala dele”, afirmou STREIFF aos jornalistas presentes no local. “Exames são feitos todos os dias para ver como estão os edemas. Quanto mais rapidamente eles foram absorvidos, melhor para a saúde dele. Mas, se o sangramento persistir por muito tempo, MICHAEL pode ter seqüelas graves, como perder totalmente os movimentos”. O hospital onde SCHUMI está internado não confirmou nem desmentiu as informações dadas por STREIFF. O último boletim médico foi divulgado na terça-feira. Hoje, SCHUMACHER completou 45 anos. O dia foi marcado por homenagens de fãs e da FERRARI, escuderia pela qual o alemão faturou cinco Mundiais.