quinta-feira, 11 de julho de 2019

OS DEUSES ESTAVAM COM SEDE - ANTONIO DE ANDRADE

Agora você pode ler o texto do livro 1932 Os deuses estavam com sede



Caixa de entrada
x

Antonio de Andrade

seg, 8 de jul 16:22 (há 3 dias)

para eu











 Sebo Virtual Andrade & Editora Opção

                                       E-mail : opcao@editora-opcao.com.br 

Antonio de Andrade - Escritor  e Jornalista, com formação em Psicologia

           Autônomo, nome de fantasia/comercial: "Editora Opção" ®                          
                                                   Lorena, SP, Brasil
                                 Nosso lema:  Plantando idéias saudáveis
para melhores ações humanas e um mundo melhor



















Prezado/a

No dia 9 de julho os paulistas realizam festividades cívicas em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932. É um modo de manter vivos, na memória de todos, os ideais dos que lutaram em 1932. 

Um dos meus nove livros, o  romance 1932 Os deuses estavam com sede é ambientado nessa revolução. Você pode ler as principais parte da história desse romance histórico pelo link www.editora-opcao.com.br/ada69.htm

Este livro no formato impresso, está com a edição esgotada.
No formato E-Book é encontrado na Amazon pelo link direto:  http://migre.me/vLrH8
#romancehistórico  #Ficção #militar #politica #1932 #Getuliovargas


Desejando ver mais matérias e fotos coloridas de 1932, poderá encontrar pelo link
As matérias podem ser utilizadas gratuitamente por quaisquer meios.
Os temas das matérias são:
. 1932 Viagem no tempo para entender 1932  (texto e fotos)             
. 1932 Yes, o Brasil tem heróis (texto e fotos)
. 1932 e hoje: a ganância pelo poder
. 1932 e o Brasil de hoje: as revoluções necessárias
. 1932 - O desespero hoje das viúvas de 32
. 1932 visto por um menino de 10 anos
. O significado de 9 de Julho de 1932




Atenciosamente,
Antonio de Andrade. 


A seguir a entrevista que dei a um jornal sobre  A memória dos ideais de 1932.
(Autorizo  a sua utilização gratuita por quaisquer meios)
1. Quais as cidades do Vale do Paraíba foram palco de acontecimentos da revolução?
R. O Vale do Paraíba foi a Frente Norte de combates da Revolução de 1932. Em toda a fronteira com o Estado do Rio de Janeiro, em especial em torno das estradas e ferrovias, aconteceram combates. A região de São José do Barreiro teve violentos combates, entendendo esses combates por Areias, Silveiras, Queluz, Lavrinhas, Cruzeiro, Piquete, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, e Cunha. A estrada que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro passava, após Cachoeira Paulista, por Silveiras, Areias, São José do Barreiro e Bananal para chegar ao Rio de Janeiro, trecho de estrada que atualmente é chamada de Rodovia dos Tropeiros. Em 1951 essa estrada recebeu novo traçado após a cidade de Cachoeira Paulista indo em direção a Resende e ao Rio de Janeiro, atual rodovia Presidente Dutra. Todas as cidades onde aconteceram combates estão homenageadas no meu livro 1932 Os deuses estavam com sede.
2. Por que o Sr. escreveu esse livro?
R. Acredito que na História do Brasil há muitos fatos e feitos históricos pouco conhecidos pelas novas gerações. Um deles é a Revolução de 1932 feita pelos paulistas contra o governo provisório de Getulio Vargas. Foi uma guerra civil, o maior conflito militar do Brasil no século XX. Meu pai era soldado músico do Exército, na época da revolução, e por ser músico não entrou em combate, mas lutou nessa revolução como padioleiro, indo à frente dos combates, desarmado, para recolher, arrastando, os feridos para serem socorridos na retaguarda. Eu nasci em 1944, 12 anos após a revolução, mas cresci ouvindo meu pai e ex-combatentes, nos fins de semana, conversando sobre os acontecimentos de 32. Desde muitos anos atrás interessei-me por esse assunto e comecei a registrar depoimentos, notícias, relatos, fatos ouvidos de ex-combatentes e alguns que eu lembrava das conversas de meu pai. E resolvi escrever um romance histórico para resgatar as grandes lições de idealismo e coragem para os brasileiros poderem conhecer melhor essa história de 1932. Assim, depois de muitos anos de pesquisa, escrevi o livro 1932 Os deuses estavam com sede também para homenagear os 135 mil soldados e voluntários que com bravura lutaram nas trincheiras do Vale do Paraíba e outras frentes de combate e homenageando também, o meu pai Ten. Firmo de Andrade Junior. E foi um modo de fazer uma homenagem póstuma aos 830 paulistas que tombaram mortalmente dando a sua vida e o seu sangue pelos ideais democráticos.
3. O que significou a revolução de 1932?
R. A Revolução Constitucionalista de 32 tem grande significado para os paulistas, em especial, mas acredito que também para todos os brasileiros: um significado de que vale a pena lutar por ideais de uma vida melhor, na época da revolução esses ideais eram representados pelos valores "liberdade e democracia" ou seja, eleições para presidente e governadores e uma nova Constituição para o Brasil. Devido a essas bandeiras, a revolução de 32 foi chamada de Constitucionalista. Para as gerações mais velhas, a revolução de 32 tem grande significado, mas tem pouco significado para as gerações mais novas que pouco ou nada sabem por que os paulistas pegaram em armas contra o governo provisório de Getulio Vargas. Bem resumidamente eu explico. Desde o tempo do Império havia a política "café com leite", isto é, o poder central do país era administrado por paulistas e mineiros, alternando-se como "donos do poder central". O presidente Washington Luiz, eleito em 1926, ao final de seu mandato, escolheu para candidato à sua sucessão, um paulista, Julio Prestes. O governador mineiro, Antonio Carlos não aceitou ser preterido e lançou a candidatura do governador gaúcho Getúlio Vargas. Julio Prestes ganhou as eleições em 1º de março de 1930. Porém Getulio Vargas não aceitou a derrota e em 3 de outubro comandou um golpe militar contra o presidente Washington Luiz, que foi deposto por 3 generais. Getulio assumiu como presidente provisório, até serem convocadas novas eleições. E começou a agir como ditador, destituindo todas as autoridades, governadores e prefeitos, nomeando interventores, os "tenentes", os que o tinham apoiado no golpe de 3 de outubro. O povo reagiu, com o tempo, querendo a volta dos valores democráticos e liberdade. E em 9 de julho de 32 os paulistas pegaram em armas para exigir a volta desses valores ao Getulio.
4. Quais as conseqüências a Revolução de 1932 que ainda perduram nos dias de hoje?
R. 1. O grande exemplo de cidadania, solidariedade e patriotismo dado por milhares de jovens voluntários que se alistaram nos batalhões revolucionários, indo lutar nas frentes de combates. Acredito que as novas gerações precisam conhecer esses exemplos de cidadania e patriotismo.
2. O grande exemplo de luta por ideais de uma vida melhor, um país melhor, livre e democrático, onde os administradores do país, em todos os níveis de administração pública, sejam mais responsáveis nos cargos que exercem e em suas ações executivas ou legislativas, e em especial, tenham respeito pelas leis existentes, um dos requisitos para o Brasil ser um país civilizado.
3. O grande exemplo dado por um povo que se uniu, em todas as camadas da população paulista, para lutar para melhorar o país. As comemorações cívicas que ocorrem no dia 9 de julho, acredito, tem essa finalidade, não deixar morrer a lembrança do povo, a luta por ideais de uma vida melhor e um país melhor .


REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 - 9 DE JULHO - DELEGAÇÃO DE PORTUGAL DA FAHIMTB RUI SANTOS VARGAS - DELEGADO EM PORTUGAL DA FAHIMTB.

9 DE JULHO - ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC E HERÓIS DA LAPA - PRESIDENTE DOUTOR MARIANO TAGLIANETTI

PREFEITO PAULO CESAR FURIATI.

Caixa de entrada
x

MarianoTaglianetti

ter, 9 de jul 09:04 (há 2 dias)
 para gabinete@lapa.pr.gov.breu
 
Nobre prefeito PAULO CESAR FIATES FURIATI, bom dia !
 
HOJE NOVE DE JULHO !  <  87º da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA
DE BRASILIDADE PAULISTA DE 1932.
Associação   Paranaense  MMDC 32   e   Heróis  do  Cerco  da  LAPA,
nesta data magna da nacionalidade que apenas encontra paralelismo na
EPOPÉIA LAPIANA de 1894, em nivel REPÚBLICANO DEMOCRÁTICO,
sauda V. Exa., e os paranaenses LAPIANOS, lembrando que a exemplo de
SÃO PAULO, como corolário dos esforços, por SI, desenvolvidos que
redundaram na incrição do NOVE DE FEVEREIRO no calendário das
datas patrióticas é preciso que essa data seja FERIADO ESTADUAL,
como ponto de partida para que o PARANÁ não olvide SEU significado.
 
Nossos efusivos cumprimentos ! MARIANO TAGLIANETTI - presidente.

AGENDA DIÁRIA - 10 DE JULHO DE 2019

Agenda Diária | 10 de julho

Caixa de entrada
x

Marcondes - American Bank

qua, 10 de jul 10:01 (há 1 dia)
para euc.romagnoliProfessor


10/07/2019
                    
AGENDAS
> Jair Bolsonaro  Presidente
08h30
Culto
Local: Brasília/DF
10h
Paulo Guedes, Ministro de Estado da Economia; Abraham Weintraub, Ministro de Estado da Educação; André Luiz de Almeida, Advogado-Geral da União; Jorge Antonio de Oliveira Francisco, Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; e Deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS).
Local: Palácio do Planalto
11h
Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro de Estado da Infraestrutura; e Senador Elmano Férrer (PODEMOS/PI)
Local: Palácio do Planalto
14h
Paulo Guedes, Ministro de Estado da Economia; Gustavo Henrique Moreira Montezano, Presidente do BNDES; e Salim Mattar, Secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia.
Local: Palácio do Planalto
15h
Ernesto Araújo, Ministro de Estado das Relações Exteriores
Local: Palácio do Planalto
16h
Deputado Bibo Nunes (PSL/RS) e Claiton Gonçalves, Prefeito do município de Farroupilha/RS
Local: Palácio do Planalto
17h
Deputado Marcel Van Hattem (NOVO/RS), Líder do NOVO na Câmara dos Deputados; e representantes do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR).
Local: Palácio do Planalto
18h
Senador Chico Rodrigues (DEM/RR), Vice-Líder do Governo no Senado Federal
Local: Palácio do Planalto
> Hamilton Mourão – Vice-presidente         
- Não divulgou agenda oficial.
> Ministro Paulo Guedes - Economia
09h
Reunião semanal com o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar (cancelada)
Local: Ministério da Economia – Bloco P
10h
Reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro
Local: Palácio do Planalto
10h30
Reunião semanal com o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues
Participantes: Marcelo Guaranys - Secretário-Executivo; Alexandre Manoel Ângelo da Silva - Secretário de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria; Adolfo Sachsida - Secretário de Política Econômica; George Alberto de Aguiar Soares - Secretário de Orçamento Federal; Mansueto Facundo de Almeida Junior - Secretário do Tesouro Nacional; Rafaello Abritta - Assessor Especial do Ministro; Samuel Kinoshita - Assessor Especial do Ministro; Carlos Von Doellinger - Presidente do IPEA.
Local: Ministério da Economia – Bloco P
14h
Reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro
Local: Palácio do Planalto
15h
Reunião com a Secretaria Especial da Receita Federal
Pauta: Visita institucional
Local: Ministério da Economia – Bloco P
16h
Reunião com o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado
Participantes: Cristiane Schmidt - Secretária de Economia do Estado de Goiás; Waldery Rodrigues – Secretário Especial de Fazenda; Filipe Aguiar – Assessor/Secretaria Especial de Fazenda; Mansueto Almeida – Secretário do Tesouro Nacional; Bruno Travassos – Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares; Vitor Saback – Assessor Especial do Ministro; Bruno Funchal - Diretor de Programa da Secretaria Especial de Fazenda; Pricilla Santana – Subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Tesouro; Bruno Negris – Diretor do Conselho Nacional de Política Fazendária.
Pauta: Regime de Recuperação Fiscal (RRF)
Local: Ministério da Economia – Bloco P
17h
Audiência com a superintendente da SUSEP, Solange Vieira
Participantes: Waldery Rodrigues – Secretário Especial de Fazenda; Mansueto Almeida – Secretário do Tesouro Nacional; José Levi – Procurador-Geral da Fazenda Nacional; Rafaello Abritta – Assessor Especial do Ministro; Júlio César Costa Pinto – Diretor; Adriano de Paula – Secretaria do Tesouro Nacional; Fabiano Pereira – Secretaria do Tesouro Nacional.
Pauta: Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS)
Local: Ministério da Economia – Bloco P
18h
Reunião com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite
Participantes: Waldery Rodrigues – Secretário Especial de Fazenda; Mansueto Almeida – Secretário do Tesouro Nacional; Marco Aurélio Santos Cardoso - Secretário da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul; Eduardo Cunha da Costa - Procurador Geral do Estado do Rio Grande do Sul; Guilherme Afif Domingos – Assessor Especial do Ministro; Bruno Travassos – Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares; Vitor Saback – Assessor Especial do Ministro; Bruno Funchal - Diretor de Programa da Secretaria Especial de Fazenda; Pricilla Santana – Subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Tesouro; Bruno Negris – Diretor do Conselho Nacional de Política Fazendária; Leany Lemos – Secretaria de Gestão e Planejamento.
Pauta: Regime de Recuperação Fiscal
Local: Ministério da Economia – Bloco P
19h
Audiência com parlamentares
Participantes: Evair de Melo – Deputado Federal (PP/ES); Tiago Mitraud – Deputado Federal (Novo/MG); Geninho Zuliani – Deputado Federal (DEM/SP); Enrico Misasi – Deputado Federal (PV/SP); Felipe Rigoni - Deputado Federal (PSB/ES); Diogo Mac Cord – Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura; Bruno Travassos – Chefe da Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares.
Pauta: PL Saneamento Básico
Local: Ministério da Economia – Bloco P
> Ministro Sérgio Moro - Justiça e Segurança Pública
10h
Abertura da I Reunião de Trabalho do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública.
Local: Auditório Tancredo Neves/MJ.
11h
Reunião com o Presidente do Banco Central do Brasil, Ministro Roberto de Oliveira Campos Neto.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
11h30
Audiência com o Deputado Federal Coronel Armando.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
14h
Reunião com o Senhor Mendonça Filho.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
14h30
Audiência com o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
15h
Audiência com o Deputado Federal João Campos.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
15h20
Audiência com o Deputado Federal José Rocha.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
15h30
Audiência com a Senadora Juíza Selma.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
16h
Reunião com o Assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Eduardo Villas Boas.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
18h
Reuniões e despachos internos.
Local: Gabinete do Ministro/MJ.
Ministro Ernesto Araújo - Relações Exteriores
08h
Culto de Santa Ceia
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados
11h
Presidente do INMETRO, Senhora Angela Flôres Furtado
Local: Gabinete
12h
Despachos internos
Local: Gabinete
15h
Audiência com o Senhor Presidente da República
Local: Palácio do Planalto
17h
Entrevista ao jornal Clarín
Local: Palácio Itamaraty
17h30
Senador Arolde de Oliveira
Local: Gabinete
18h30
Despacho com assessores
Local: Gabinete
Ministro Dias Toffoli - Presidente do STF
- Não divulgou agenda oficial.

MANIFESTAÇÃO
Manifestação contra a reforma da previdência organizada pelas Centrais Sindicais, Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular. Acontecerá em frente ao MASP, as 17h, em São Paulo. É possível ocorrer outros atos no resto do Brasil.

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Apreciação da PEC previdência no plenário.
9h Instalação e eleição do presidente da comissão que analisará a PEC 45/19, da reforma tributária.

SENADO FEDERAL
Comissão especial destinada a acompanhar a PEC da reforma previdenciária debate o tema com os governadores do Piauí, Rio Grande do Sul e Paraná.

EVENTOS
14h O Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, fala sobre as perspectivas da educação no estado do Rio de Janeiro.

ESTUDOS E PESQUISAS
BC divulga fluxo cambial semanal.
FED divulga ata do FOMC.
DOE apresenta estoques de petróleo bruto.

ÍNDICES
FGV IBRE divulga IGP-M (1ª prévia de julho).
IBGE divulga IPCA de junho.
MBA divulga pedidos de hipotecas dos EUA.
                      
Agenda fechada às 09h00. Sujeita a alterações.

Apoio