quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA: mesagem de Natal - mensagem dp Professor JEFFERSON BIAJONE AOS NÚCLEOS DE CORRESPONDÊNCIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32, PROPONDO MEDIDAS PARA 2015

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA: Mensagem de Natal: Mais um ano se passou e mais uma vez agradeço de todo coração a todos que visitaram o meu blog, por todas as mensagens de i...




MENSAGEM DO PROFESSOR JEFFERSON BIAJONE AOS NÚCLEOS DE CORRESPONDÊNCIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32, PROPONDO MEDIDAS PARA 2015 E DESEJANDO A TODOS E A TODAS UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!!!

Carissimos presidentes e presidentas de NC

Saudações de Itapetininga! 

Gostaria de nesta missiva de fim de ano desejar-lhes votos de feliz natal e próspero 2015, votos esses extensivos a todos os vossos dignos familiares, amigos e entusiastas da causa de resgate da memória e dos feitos de nossos paulistas de 32 que juntos comunhamos nos vinte e dois municípios em que os nucleos de correspondência (NC) foram fundados desde 2011 e existem.

Que em 2015 possamos, todos juntos, continuarmos em frente para a vitória no melhor de nossas saúdes, disposições, entusiasmos, energias, ideias e ideais.

Aproveito a mensagem para levar ao conhecimento de todos vocês que solicitei ao nosso presidente Cel PM Ventura que busque promover uma reunião com todos os presidentes de NC, em 2015, na tarde do dia 26 de maio (terça feira) na novissima sede da Sociedade Veteranos de 32/MMDC, qual seja, o Mausoléu de nossos heróis no Obelisco do Ibirapuera, para que nesta reunião possamos:

1) nos reencontrar e fortalecer nossos laços de camaradagem, amizade, respeito mútuo e fé em nossa missão de continuar fazendo dos NCs a ponta de lança de nossa Sociedade nos rincões distantes e por vezes esquecidos do resgate histórico da epopeia de 32 do soldados da Força Pública e dos batalhões de voluntários no interior de nosso excelso Estado de São Paulo.

2) promover a concessão da medalha DRÁUSIO (http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2014/decreto-60730-15.08.2014.html), novissima honraria que criada foi pela Sociedade em 2014 e que requeri ao Cel Ventura, há algumas semanas atrás, que buscasse, junto a Comissão dessa digna honraria, apresentar os nomes de todos vocês, presidentes e presidentas de NC, para apreciação a fim de que possam ser condecorado(as) com essa honraria nessa mesmissima ocasião/data/local. 

Segundo minha interpretação de uma das resultantes possiveis do provável ocorrido no item 2) acima, esta condecoração que porventura receberem poderá ser incluida no rol de honrarias que é facultado a todo presidente e presidenta de NC indicar a Presidência da Sociedade para galardoar aqueles cujos relevantes serviços prestaram à causa no âmbito de seus respectivos NCs (como já ocorre com as comendas MMDC, Constitucionalista e Gov Pedro de Toledo, segundo prevê nosso Estatuto de NC).

Para tanto, meus queridos, é fundamental que estejamos todos em dia com nossas obrigações anuais societárias e que o entusiasmo que caracteriza todo presidente e presidenta de NC jamais se arrefeça. Trata-se este do mesmo entusiasmo e dedicação que os fazem resgatar a epopeia de 32 em seus blogs, promover eventos, levantar monumentos, afixar placas, reconhecer ações meritórias em prol de nossa causa e difundir ao cidadão os resgates de vossas pesquisas.

Assim sendo, lembrai-vos do entusiasmo que outrora os(as) contagiou quando da criação de vossos respectivos NCs e sigamos em frente, sustentando o fogo que a vitória é nossa!

Enorme abraço de vosso amigo e irmão em armas

Biajone
Dez 19, 2014

DIVULGAÇÃO DO MANDADO DE SEGURANÇA DA ASSESSORIA INSTITUCIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMESP - CORONEL PM FLAMARION RUIZ

-De: Flammarion
Data: 17 de dezembro de 2014 12:35

Divulgamos e pedimos a máxima difusão entre os Oficiais e Praças da PM e suas respectivas listas de contatos o que segue:



Estimados,

É da mais alta relevância que os Senhores divulguem largamente o teor do Mandado, pois significa que não coonestamos com os crimes ali relatados e principalmente que estamos sendo alvo de preconceito de caráter ideológico, contra todo o esforço que dispendemos durante todas as nossas carreiras, para prestar os mais significativos serviços à sociedade brasileira, e ainda sugerem a nossa extinção pelo simples fato de que nos denominaram Polícia Militar.

Não somos, e nem nunca fomos, algozes de ninguém. Se nos deixaram de fora como incapazes de ajudar nas investigações dos chamados então crimes contra o Estado, não aceitamos que nos escolham como bodes expiatórios para pagar conta do que não fizemos. O nível de lealdade tratado nos nossos quarteis, ao contrário do quer fazer crer a Comissão Nacional da Verdade, não permitiu nem no mais longínquo e remoto destacamento com 2 homens da Força Pública, fosse perpetrada qualquer mínima tortura ou mesmo ameaça contra quem quer que seja, o que não pode ser dito de outras repartições públicas, onde bem declara a CNV, com nomes e funções se torturavam para se obter confissões, como haviam estes órgãos se aprimorada nesta técnica desde a década de 20, quando das famosas greves de trabalhadores, promovidas pelo anarquismo trazidos pelo emigrantes italianos, que aqui queriam os direitos trabalhistas das fábricas em Europa.

No relato reproduzido no MS, se destacam nomes e funções mais do que esclarecedoras destes especialistas na técnica da obtenção de confissão, com as suas respectivas origens, ou seja o DOPS/SP, depois DEOPS/SP, que passaram a metodologia à OBAN, depois DOI/CODI/SP, e depois para o Brasil. A participação de PMs é pontual, mais decidida por suas capacidades de ação individual, que não se coaduna com o espírito de serviço que prestavam a Força Pública e Guarda Civil, nem muito menos com a atual herdeira de ambas a Polícia Militar de São Paulo.

Refutamos com o mais alto nível de consciência o que tenta argumentar a Comissão Nacional da Verdade, sem ter qualquer premissa para isto, pois incorre no erro de raciocínio classificado como falácia do tipo Argumentum ad Hominem, argumento contra o homem, preconceito muito comum entre os que não conseguem por argumento lógico combater ideias e se circunscrevem nas diferenças religiosas, de raça, de categoria profissional ou de pensamento.

Portanto, cabe-nos a ampla divulgação do teor do Mandado de Segurança.

Fraternalmente.

Flammarion
Assessoria Institucional da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo


16 DE DEZEMBRO DE 2014 - TERÇA-FEIRA

DIA     DEZESSEIS     DE     D E Z E M B R O    DE    2014     -     TERÇA-FEIRA.
77 anos, 11 meses e 19 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 160º DO ANO 65

56 anos e 193 dias na PMESP.
55 anos e 305 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 999 dias – 480 764 horas.
51 anos e 100 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 276 dias no Posto de Coronel – 321 meses e 4 dias.
3 anos e 162 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 826 dias CORONEL - 23 anos e 2 dias na reserva.
10 383-250 056                             9 826-236 232                            10 149-235 792.

DIA DO RESERVISTA
DIA DO TEATRO AMADOR

DIA DE SANTA OLÍMPIA. Foi regente do Império durante a menoridade de seu filho OTO II e, mais tarde, durante a menoridade de seu neto OTO III. Amiga de SANTO ODILON, abade de CLUNY, colaborou ativamente com ele na expansão da reforma cluniacense pelo mundo germânico.
DIA DE SANTO ANANIAS, SANTO AZARIAS e SÃO MISAEL. Eram três jovens hebreus que foram condenados à fogueira na BABILÔNIA, mas resistiram aos poderosos e se mantiveram fiéis a DEUS, que os libertou das chamas, no tempo em que NABUCODONOSOR era rei.

383 a. ocorre a erupção do VULCÃO VESÚVIO, ao sul da ITÁLIA, em 16 de dezembro de 1631, quando cinco cidades ficam destruídas, matando mais de três mil pessoas.
244 a. nasce LUDWIG VAN BEETHOVEN, na cidade de BONN, ALEMANHA, em 16 de dezembro de 1770, filho do músico JOHANN VAN BEETHOVEN e de MARIA MAGDALENA KEWRICH. BEETHOVEN foi instruído na música inicialmente por seu pai, que lhe ensinou a tocar piano, órgão e violino. No entanto, sabe-se que sua facilidade para compor peças musicais não veio de estudos avançados, mas sim de um talento nato. Tanto é verdade que, aos 9 anos, um organista e compositor chamado CHRISTIAN GOTTLOB NEEFE repassou-lhe as primeiras lições sobre os maiores compositores alemães do século XVIII e isso bastou para que o jovem aprendiz passasse a se destacar no meio musical.
Com apenas onze anos (1981), começou a compor e, mais à frente, atuou como violoncelista na orquestra da corte. Em 1787, foi estudar em VIENA (ÁUSTRIA), e lá conhecer WOLFGANG AMADEUS MOZART, outro gênio musical que certa vez disse o seguinte sobre o colega: “Não o percam de vista, um dia há de dar o que falar”. De 1790 em diante, BEETHOVEN firmou-se com destaque na música, compondo obras que até hoje têm milhares de apreciadores.
Aos 24 anos (1794), o jovem compositor começou a sentir as primeiras manifestações de surdez, o que o deixou profundamente triste. Apesar de todos os tratamentos, a doença não parou de progredir, até que, aos 46 anos (1816), perdeu quase por completo a audição.
Mesmo assim, de 1816 até o ano de sua morte (1827) ainda compôs mais de 40 peças musicais, influenciando imensamente a história da música. Faleceu em 26 de março de 1827.
199 a. DOM JOÃO VI, rei de PORTUGAL (1767-1826), assina uma lei que determina a elevação do BRASIL a REINO UNIDO DE PORTUGAL E ALGARVES. A medida foi tomada por causa do Congresso de VIENA, que decidiu que as monarquias européias depostas durante as guerras napoleônicas deveriam reassumir seus tronos. Mas o Congresso reconhecia apenas LISBOA como sede de PORTUGAL, tornando ilegítima a situação de DOM JOÃO VI, que vivia no RIO DE JANEIRO. A saída encontrada pelo rei foi dar ao BRASIL a categoria de reino.
179 a. um terrível incêndio se espalha por NOVA YORK, destruindo mais de 600 prédios e causando 20 milhões de dólares de prejuízo, em 16 de dezembro de 1835.
157 a. um terremoto em NÁPOLES causa a morte de 12 mil pessoas, em 16 de dezembro de 1857.
149 a. nasce o poeta OLAVO BRÁS DOS GUIMARÃES BILAC em 16 de dezembro de 1865, na cidade do RIO DE JANEIRO. Seu pai, um médico que servira na Guerra do PARAGUAI, desejava que o filho estudasse Medicina, a fim de continuar a tradição da família. O jovem OLAVO foi matriculado na Faculdade de Medicina do RIO DE JANEIRO. Quando apenas faltava um ano para se formar, ele desistiu: nessa época já se iniciara nos caminhos da poesia, para a qual demonstrava um talento fora do comum. Por outro lado, seu temperamento irrequieto e versátil dificilmente se adaptaria à dura rotina da vida médica. O jornalismo, a literatura e a política eram a tríade à qual OLAVO BILAC iria dedicar a vida. Abandonando seus estudos médicos, o moço poeta ingressou na famosa Faculdade do Largo de SÃO FRANCISCO, em SÃO PAULO. Todavia, também ali não chegou a se diplomar, completando apenas o segundo ano do curso de advocacia. Regressando ao RIO, OLAVO BILAC tornou-se um dos mais vibrantes jornalistas da Capital. Amigo de JOSÉ DO PATROCÍNIO dedicou-se entusiasticamente à campanha abolicionista. Após a promulgação da LEI ÁUREA, passou a defender os ideais republicanos, contribuindo poderosamente, graças à sua popularidade como escritor, para difundir a propaganda em favor da República. Durante o governo de FLORIANO PEIXOTO criticou ardorosamente a política do MARECHAL DE FERRO. Por esse motivo, permaneceu preso na FORTALEZA DE LAJE durante seis meses, sendo depois confinado em MINAS GERAIS. Beneficiando-se de uma anistia concedida por FLORIANO, retornou ao RIO, onde continuou a desenvolver seus múltiplos talentos.
Consagrado com o título de PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS (foi ele um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1896), BILAC não se limitou a cultivar a poesia parnasiana, da qual permanece como o maior expoente. A letra do HINO A BANDEIRA, que o poeta compôs em 1905, destinava-se inicialmente a ser cantada apenas nas escolas do então Distrito Federal. Mas a beleza dos versos e a força dos sentimentos patrióticos expressos naquela composição logo ganha repercussão nacional fazendo do HINO À BANDEIRA uma das mais queridas composições de exaltação da Pátria. E, assim, o dia 19 de novembro passou a ser comemorado como o DIA DA BANDEIRA, uma data de evocação a Bandeira Brasileira, símbolo da nossa Pátria. Foi ainda BILAC quem, em 1906, propôs pela primeira vez a repatriação dos restos mortais de dom PEDRO II e dona TERESA CRISTINA, que jaziam em LISBOA. Embora republicano, o grande poeta reconhecia o extraordinário valor do nosso último soberano, e por isso achava ser de justiça que o BRASIL lhe prestasse essa derradeira homenagem. Mas a época era ainda de exaltação contra o regime monárquico e por essa razão, a voz generosa de BILAC não encontrou eco.  Em 9 de outubro de 1915, quando a EUROPA se debatia nas convulsões da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, BILAC pronunciou na Faculdade de Direito de SÃO PAULO uma oração que marcou época. A partir desse discurso, BILAC desenvolveu enorme campanha em prol do SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO – o único recurso que permitiria o BRASIL defender sua existência como Nação livre. Em 10 de dezembro de 1916 realizou-se o primeiro sorteio dos alistados. BILAC sentiu que o povo correspondera a seu apelo. O nacionalismo cultivado por BILAC e por outros grandes brasileiros floresceu e frutificou. Quando submarinos alemães torpedearam pacíficos navios nacionais, em 1917, a Nação inteira ergueu-se contra os agressores, apoiando a declaração de guerra formulada pelo Presidente VENCESLAU BRÁS. OLAVO BILAC faleceu no dia 28 de dezembro de 1918, no RIO DE JANEIRO. Na data natalícia do poeta – 16 de dezembro – é celebrado o DIA DO RESERVISTA. Em todos os quartéis do território nacional, o retrato de OLAVO BILAC lembra aos jovens convocados para o Serviço Militar, que o dever para com a Pátria encontra-se em primeiro lugar no coração dos brasileiros.  
HOMENAGEM A OLAVO BILAC
PATRONO DO SERVIÇO MILITAR
FUNDADOR DA LIGA DA DEFESA NACIONAL - LDN
DIA DO RESERVISTA  2.014
MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO CÍVICO DA LDN

Nesta data magna em que se comemora o centésimo quadragésimo nono aniversário de nascimento de OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC estamos recebendo a honra de sermos agraciados, conjuntamente com os demais integrantes desta cerimônia Coronel LUIZ CLÁUDIO BARROS DE OLIVEIRA, Capitão de-Mar-e-Guerra FRANCISCO DANTAS DE ALMEIDA FILHO, Coronel SANDERSON DIOTALEVI, Major ANTONIO MAURÍCIO GUIMARÃES e Doutor IVO DE ANGELIS, com a “MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO CÍVICO”, instituída pela LDN.
Estendamos merecida homenagem ao Ten. Cel. JOSÉ EVANE DUTRA presidente da LIGA DE DEFESA NACIONAL - LDN do PARANÁ, incansável batalhador pelos princípios que orientam as atividades de nossa ENTIDADE.
SER RESERVISTA antes de mais nada é marca indelével na existência DO JOVEM QUETENDO A OPORTUNIDADE DE SERVIR A PÁTRIA, portará consigo vida a fora disciplina assimilada durante o EXERCÍCIO MILITAR. A indisciplina, talvez mortal, da educação de nossos dias, encontra no SERVIÇO MILITAR um freio benéfico, verdadeiro alvíssaras, para o futuro, estimulando a mocidade para constante renovação espiritual, diante do enigma da existência.
É oportuno rememorar fragmentos do discurso de OLAVO BILAC “Aos jovens brasileiros” publicado no Boletim nº 4 de maio de 1.918 da LIGA DA DEFESA NACIONAL cuja oração cala fundo nos dias de hoje. Verberou esse preeminente baluarte da brasilidade em discurso a mocidade, que foi tônica dapregação pela cidadania, ao empreender peregrinação pelo País conscientizando os brasileiros da necessidade do SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO:

“Adestrai-vos! Conquistareis força física e moral. A força do corpo sem a força da alma é brutalidade. Mas também, sem o vigor do corpo, o espírito enfraquece e anula-se. A fraqueza física, que acarreta a enfermidade e a miséria, gera a debilidade do amor próprio, o descontentamento, o despeito, o medo, a inveja. Não pode haver um homem em um corpo sem alma porém também não pode haver ideal em um espectro, em uma alma sem corpo.
Força e crença! A falta de crença que mantém a mais perniciosa das castas de que se compõe as sociedades: A DOS INDIFERENTES.
Dante, quando entrou no Inferno, ainda no vestíbulo da morada dos eternos castigos, antes de visitar o vórtice dos nove círculos horríveis, encontrou uma triste multidão, cujos longos gemidos ressoavam no ar escuro, na temerosa noite em que não ardiam estrelas. ERAM AS SOMBRAS DOS “SEM ALMAS”, DOS NEUTROS, DOS INDIFERENTES, DOS QUE VIVEM SEM MERECER LOUVOR NEM DESPRÊZO.
O mundo está cheio de almas como estas: NÃO SÃO BOAS NEM MÁS, ATRAVESSAM A EXISTÊNCIA SEM FÉ, SEM ENTUSIASMO, SEM IDEAL - POBRE REBANHO DE CONSCIÊNCIAS DÉBEIS, DE VONTADES ENFERMAS, DE CORAÇÕES SEM ASAS... Condenou-as Dante, porque elas não aproveitam a vida que Deus lhes deu, VIVEM SEM VIVER, E NÃO DEIXAM NO MUNDO MEMÓRIA SUA: e, ao mesmo tempo, as desprezam a JUSTIÇA e a MISERICÓRDIA.
OS INDIFERENTES SÃO AINDA PIORES DO QUE OS MAUS. Os maus podem um dia ser bons. Mas não se pode extrair bondade dos que não são bons nem maus - ENTES AMORFOS, INDOLENTES, APÁTICOS, QUE TEM OLHOS E NÃO QUEREM VER, TEM NERVOS E NÃO QUEREM SENTIR, TEM CEREBRO E NÃO QUEREM PENSAR...
FUGI DA INDIFERENÇA, interessai-vos por tudo, e tende crença! -PESSIMISMO É ENFERMIDADE REPUGNANTE.”

As FORÇAS ARMADAS se constituem na maior fonte de educação cívica do BRASIL hodierno. Contribuem forjando através dos RESERVISTAS a nacionalidade.
Essa missão identifica-se com a luta empreendida por esse vulto inconfundível: OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC -PATRONO DO SERVIÇO MILITAR.
Curitiba, 16 dezembro de 2.014.
Mariano Taglianetti/ Patriota JULIO MARCONDES SALGADO /Embaixador M.M.D.C. da Sociedade Veteranos de 32  / Adv. Constitucionalista.
149 a. nasce AMABILE VISINTAINER, nome de batismo de MADRE PAULINA, em VIGOLO VATTARO, hoje TRENTINO, em 16 de dezembro de 1865. Chegou ao BRASIL em 25 de setembro de 1875, com dez anos de idade, na província de SANTA CATARINA. Fundou a CONGREGAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO, em NOVA TRENTO (SC) em agosto de 1895. Passou uma boa parte de sua vida em São Paulo, tendo falecido em 9 de julho de 1942.
139 a. nasce JANE AUSTEN no presbitério de STEVENTON PARISH, em HAMPSHIRE, INGLATERRA, no dia 16 de dezembro de 1775. Falece em 18 de julho de 1817, aos 41 anos. JANE é a segunda filha e a penúltima dos oito filhos do reverendo GEORGE AUSTEN e sua esposa CASSANDRA LEIGH AUSTEN, pertencentes a uma família tradicional e numerosa. Em 1790, com catorze anos de idade, JANE escreve seu primeiro romance, AMOR E AMIZADE, sob a forma epistolar. Esse e outras obras escritas anonimamente na adolescência, além de uma coleção de cartas, comporiam os três volumes da coletânea JUVENÍLIA. Seus primeiros escritos contêm imagens anárquicas e de violência em abundância, e por ser filha de um eclesiástico do século XVIII, isso revela uma ousadia incomum. O romance LADY SUSAN, escrito na adolescência, em 1792, é inspirado em AS RELAÇÕES PERIGOSAS, de CHODERLOS DE LACLOS, um livro que seria proibido para uma senhorita da pequena burguesia, educada nos rigores do puritanismo.   Ainda em 1792, JANE escreve KITTY ou O CARAMANCHÃO, e entre 1795 e 1798 ELINOR e MARIANNE, romance epistolar que serviria de base para RAZÃO E SENSIBILIDADE, A ABADIA DE NORHANGER, que parodia os livros de terror, muito populares à época, mas que só seria publicado postumamente, e ORGULHO E PRECONCEITO.
Em 1795, no final da adolescência, JANE se apaixona por um irlandês encantador chamado THOMAS LEFROY, mas o romance não se concretiza e termina no ano seguinte. Essa desilusão amorosa sem dúvida desencadeia em JANE os mesmos sentimentos de vulnerabilidade e de um relativo abandono que marcaram sua infância, quando a mãe a deixara juntamente com a irmã CASSANDRA ELIZABETH aos cuidados de uma preceptora em OXFORD.
Aos 26 anos, em 1801, muda-se com os pais e Cassandra, para BATH. Após a morte do irmão GEORGE, deficiente mental, do pai, em 1805, e da cunhada, que deixa órfãos os onze filhos de seu irmão EDWARD, ela passa por um período de depressão, durante o qual escreve muito pouco.  Em março de 1807, JANE, CASSANDRA e a mãe, muda-se para CASTLE SQUARE, SOUTHAMPTON. Passam a morar com seu irmão FRANK, um capitão naval, e sua esposa. Em 1809, as três mulheres transferem-se para uma pequena, mas confortável casa cedida pelo próspero irmão EDWARD em CHAWTON, próximo a WINCHESTER, no sul da INGLATERRA. JANE retoma a atividade literária e começa a preparar a versão final de RAZÃO E SENSIBILIDADE e de ORGULHO E PRECONCEITO. Em 1811, então com 36 anos, publica RAZÃO E SENSIBILIDADE e começa a escrever MANSFIELD PARK, que seria publicado em 1814, ano em que começa a escrever EMMA, obra dedicada ao príncipe regente, futuro GEORGE IV, e publicada no ano seguinte.  No início de 1817, JANE começa a escrever outro romance, SANDITON, mas pouco mês depois adoece, vitimado por uma complicação pulmonar, e vê-se obrigada a ir para WINCHESTER para se tratar. Porém, fica paralítica e morre em 18 de julho, aos 41 anos de idade. CASSANDRA está a seu lado. Uma semana depois é sepultada na catedral da cidade, sem a presença da irmã, já que nessa época mulheres não assistiam a funerais.
Além de A ABADIA DE NORTHANGER, outras obras publicadas após sua morte são PERSUASÃO e LADY SUSAN, com um prefácio biográfico escrito por HENRY, seu irmão predileto.    
136 a. nasce HEITOR TEIXEIRA PENTEADO em 16 de dezembro de 1878. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1900.  Presidente do Centro Acadêmico XI DE AGOSTO, em 1898. Promotor Público (1902/10). Prefeito do Município de CAMPINAS, em 1911/18.  Deputado Estadual, em 1919/20. Secretário de Estado da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1920/30). Deputado Federal (1924/26 e 1 927). Vice–Presidente do Estado de São Paulo em 1927/30. Presidente Interino do Estado de São Paulo em 1930. Foi também presidente do Banco do Estado de São Paulo.
117 a. falece o romancista francês ALPHONSE DAUDET em 16 de dezembro de 1897.
117 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 16 de dezembro de 1897: em grupos políticos bem informados, ouve-se dizer que as secretarias do governo do Estado serão brevemente, reduzidas a duas simplesmente.
O doutor secretário da Agricultura por ato de ontem resolveu que o doutor VICTOR DA SILVA FREIRE JÚNIOR, chefe da seção da comissão de saneamento do Estado para fazer parte da comissão nomeada para estudar e propor um plano de reforma dos serviços de custeio e abastecimento de água e esgotos desta cidade, e outras localidades do Estado.
Recebemos um convite para assistir à inauguração do serviço de águas da cidade de ITAPIRA mandado executar pelo governo do Estado.
Há uns 3 ou 4 meses mais ou menos a Câmara começou a macadamisar a Rua MARIA DOMITILA (no BRÁS). Completou o serviço em quase toda a rua, ficando apenas, o último quarteirão e isto muito mais de um mês.
É de oitenta mil contos o capital do sindicato que está organizado para os melhoramentos do porto do RIO DE JANEIRO.
Dizem alguns padres que na ilha de CUBA pereceram no corrente ano, vitimados por epidemia e pela peste, cerca de quinhentas mil pessoas. 
116 a. nasce meu pai MÁRIO DA SILVA VENTURA em 16 de dezembro de 1898. Falece em 2 de janeiro de 1970, no município de POÁ.
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 16 de dezembro de 1898: por 96 votos contra 25 foi aprovada pela Câmara dos Deputados, em segunda discussão do orçamento da receita, a autorização ao poder executivo para arrendamento das estradas de ferro. Sabe-se que esta medida é do programa de administração do doutor MURTINHO, na pasta das Finanças.
Está fundada nesta capital a SOCIEDADE COOPERATIVA DE PRODUÇÃO E CONSUMO, cujos fins trazem aos seus associados os mais proveitosos resultados. Os fundadores da nova associação, à qual se devem filiar todos aqueles que não dispõem de abundantes recursos, são os senhores PEDRO ABIAS, MARTINELLI JOÃO e HYPPOLITO DE OLIVEIRA.
O PARÁ tem recebido este ano 42 mil migrantes cearenses. Acham-se na maior parte distribuídos pelos lotes coloniais, mandados demarcar pelo governo do Estado.
O engenheiro doutor FRANCISCO PEREIRA PASSOS, em sua extensa carta dirigida ao ministro da Viação, doutor SEVERINO VIEIRA, respondendo a um aviso do ministro da Viação, que recusava autorização de pagamento para as despesas feitas com obras na Estrada de Ferro Central, pediu a sua demissão de diretor.
O ministro da Viação mandou suprimir as escolas e oficinas existentes na CASA DA MOEDA, sem a devida autorização.  
114 a. um forte temporal no porto de MÁLAGA afunda o navio-escola imperial alemão GNEISENAU, em 16 de dezembro de 1900. A tragédia causa a morte de 41 dos 466 tripulantes. A catástrofe é lembrada até hoje no famoso porto espanhol.
113 a. nasce a antropóloga MARGARET MEAD em 16 de dezembro de 1901. Escreveu ADOLESCÊNCIA EM SAMOA, um estudo etnológico; UMA EDUCAÇÃO NA NOVA GUINÉ; COSTUMES E SEXUALIDADE NA OCEANIA. (Falece, vitima de um câncer, em 1978).
112 a. nasce o doutor ESTEVAM JOSÉ DE ALMEIDA PRADO, médico homeopata, em 16 de dezembro de 1902. Formado pela turma de 1927 da FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO PAULO, no ano seguinte foi para os EUA, onde se especializou em homeopatia na HAHNEMANN MEDICAL COLLEGE, na FILADÉLFIA. De volta ao BRASIL, foi assistente do doutor ANTÔNIO MURTINHO NOBRE. Entre 1935 e 1937 estabeleceu sua clínica homeopática na cidade de SANTOS. A convite do doutor MURTINHO, o doutor ALMEIDA PRADO voltou para SÃO PAULO, como seu assistente. Em 1945, com a morte do doutor MURTINHO, sucedeu-o em sua prestigiosa clínica. Em 1958, fundou o Laboratório Homeopático ALMEIDA PRADO, do qual foi diretor científico.
105 a. o balão dirigível “LEONARDO DA VINCI”, pilotado pelo seu inventor, engenheiro FORLANINI, saiu do seu hangar de CRESCENZAGO, ROMA, tomando o rumo daquela cidade. O dirigível chegou a MILÃO evolucionando acima da cidade e mantendo-se na altura de cem metros além das agulhas de DUOMO. Os habitantes aglomeraram-se nas praças, nas sacadas e nos tetos em 16 de dezembro de 1909.
104 a. (NOVA YORK) Notícias vindas desta cidade, em 16 de dezembro de 1910, dizem que os aparelhos sismográficos de SAINT LEONIS registraram cerca de nove terremotos na CALIFÓRNIA, nestes últimos tempos. Espera-se outros nos próximos dias.
103 a. (ROMA) GUIGLIELMO MARCONI fará algumas experiências de seu novo aparelho radiotelegráfico portátil de campo, instruindo para o uso, os oficiais e soldados do corpo de engenharia. Esse aparelho pode transmitir e receber despachos até 20 km de distância. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 16 de dezembro de 1911).
102 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 16 de dezembro de 1912: (LONDRES) Sobre a agitação no BRASIL, em relação de concessões de terras a estrangeiros, um jornal cita as colônias alemãs do RIO GRANDE DO SUL e PARANÁ como exemplos do perigo de se estabelecerem círculos de população estrangeira em áreas especiais, e declara que, embora essas colônias constituam valiosos fator econômico, não podem ser menosprezadas pois são um foco para inúmeras sugestões para agressão estrangeira.
  98 a. assassinato do MONGE RASPUTIN, em MOSCOU, no dia 16 de dezembro de 1916. Considerado como má influência pela família imperial russa.
  97 a. nasce tio RENATO PINTO DA FONSECA, em 16 de dezembro de 1917. Falece em 27 de fevereiro de 1994.
  94 a. um terremoto na província de KAN-SU, na CHINA, causa a morte de 180 mil pessoas, em 16 de dezembro de 1920.
  84 a. instalado um movimento revolucionário na GUATEMALA contra o presidente BAUDILIO PALMA, em 16 de dezembro de 1930.
  81 a. nasce VITOR SAPIENZA em 16 de dezembro de 1933. Formado em Economia e Ciências Contábeis pela PUC de São Paulo, na turma de 1957. Agente Fiscal de Renda do Estado, em 1962. Delegado Regional Tributário da Grande São Paulo (1971/77 e 1983/86). Conselheiro, Presidente e secretário da Associação dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (1985/88). Deputado Estadual (1987/91, 1991/95, 1995/99 e 1999/2003).   Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da ALESP (1987/91). Constituinte, em 1989. Presidente da Assembléia Legislativa (1993/95). Governador interino do Estado de São Paulo, em 1994. Líder do PPS, em  1999/2001.      
  76 a. nasce MARIA JAPONESA, amiga da LUCINDA, em 16 de dezembro de 1938. MARIA JAPONESA faleceu em 2012.
  69 a. príncipe FUMINARO KONOE, duas vezes primeiro-ministro do JAPÃO, suicida-se poucos dias antes de ser julgado por crimes de guerra, em 15 de dezembro de 1945.
  63 a. URUGUAI aprova o fim da presidência da República, em 16 de dezembro de 1951.
  54 a. choque de dois aviões em NOVA YORK causa a morte de 131 pessoas, em 16 de dezembro de 1960.
  52 a. do desfile da FORÇA PÚBLICA no VALE DO ANHANGABAÚ, em comemoração de seus 131 anos de criação, no dia 16 de dezembro de 1962. Como cadete do antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO (CFA, atualmente APMBB), participei desse desfile. Estava no 2º CFO. Meu pai, MÁRIO DA SILVA VENTURA, completava 64 anos de idade. 
  51 a. das anotações feitas em 16 de dezembro de 1963 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 160º - 5 anos e 194 dias na FORÇA PÚBLICA – 101º dia como ASPIRANTE – 88º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Meu pai, MARIO DA SILVA VENTURA, completa sessenta e cinco anos de idade nesta data.
Por ser “Dia do Reservista” e, tendo em vista os trabalhos de ontem, o BATALHÃO DE GUARDAS não terá expediente nesta manhã. Sendo assim, posso pensar em ir até POÁ logo que levanto.
São 7 horas quando tomo o ônibus em VILA AURORA e às 8:17 horas estou embarcando para POÁ. Temos um dia muito bom, e, para mim, não se tratava de uma simples segunda-feira. Fiz uma viagem calma, onde pude tonificar os nervos. Em POÁ, vou diretamente à casa de meus pais. Encontro-os trabalhando na arrumação da casa para o casamento de minha prima NAIR em 19 do corrente. Meus pais pintaram a casa onde moram atualmente e transportaram a cozinha para o porão. Minha mãe já se preocupa com a festa de quinta-feira, procurando comprar as carnes e as bebidas para a data.
Minha prima NAIR e seu noivo, senhor FERREIRA, estiveram em casa de meus pais nesta tarde. Vieram ultimar os preparativos e aqui permaneceram até às 18:30 horas.
Meus pais estão eufóricos com a conquista dos 700 mil cruzeiros provenientes da questão ganha com o IAPI, depois de quatorze anos de luta.
Conversando com o prefeito de POÁ, CAPITÃO PEDRO ESPIRIDIÃO HOFFER, soube que o nosso município passou recentemente à categoria de COMARCA. Estive na Delegacia local, onde converso com o doutor BERNARDO GUEDES, delegado, e com algumas praças do Destacamento.
Meu pai sente-se eufórico ao completar seu sexagésimo quinto aniversário. Dona MARIA, mulher do senhor VIRGÍLIO, que atualmente está largada do marido, porque este se amasiou com dona JOANA, viúva do senhor FARIA, ajuda minha mãe nos trabalhos caseiros.
Eram 20 horas quando chegam dona GABRIELA, dona BIQUITA, MARLY (com sua mãe e irmã) para o chá do aniversário de meu pai. Pouco depois, às 20:30 horas, estou embarcando para SÃO PAULO.
Vou chegar em meu lar quando passavam das 22 horas. Assisto o GRANDE TEATRO TUPI, que apresentou a peça “PERVERSIDADE”, com PERCY AYRES, VIDA ALVES, GUIOMAR GONÇALVES, HELIO SOUTO, GEÓRGIA GOMIDE, ELK ALVES.
  50 a. dos apontamentos em 16 de dezembro de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 6- DIA 160º - 6 anos e 195 dias na FORÇA PÚBLICA - 207 dias como 2º TENENTE - 454 DIAS NO BATALHÃO DE GUARDAS.
O expediente para toda FORÇA PÚBLICA é, por ordem do Comandante Geral, nesta data, das 14 às 18 horas. Nestas condições, posso passar uma manhã tranquila em meu lar, escrevendo este diário, procurando acertar as coisas em casa. A manhã está bonita, bafejada por um sol alegre, fazando com que me sinta bem disposto nesta quarta-feira.
Antes das 14 horas já estou chegando no BATALHÃO DE GUARDAS. Atualmente comanda interinamente o CAPITÃO MÁRIO FERREIRA. O Sub Cmt passa a ser, desde o dia 14, o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS. O 1º TENENTE PLÍNIO VAZ, em consequência, passa a comandar a 1ª Companhia.
Tendo em vista as minhas férias que estão por principiar, começo a deixar a papelada em ordem. Meu substituto, segundo acerto entre ele e eu, deverá ser o 1º TENENTE ALCIDES MORALLES.
Nesta data vamos encontrar três novos tenentes vibrando no BATALHÃO DE GUARDAS: 2º TENENTE OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO, 2º TENENTE LUÍS GONZAGA DE OLIVEIRA e 2º TENENTE HERMES COUTINHO TORRES, promovidos a este posto em 15 de dezembro.
Sendo um expediente relativamente curto, transcorreria muito depressa. São 18 horas e meia quando deixo o BG juntamente com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Vamos fazer uma viagem "dependurados" num ônibus da VILA AURORA.
À noite, vou conversar com o SUBTENENTE NERCÍLIO sobre o exame de Português que fez durante a manhã. O mesmo foi muito fácil, mas o SUBTENENTE NERCÍLIO andou errando coisas infantis. Está com receio de não ser aprovado nesta matéria, sendo barrado de prestar outros exames. Já no dia 18 deverão saber o resultado deste exame.
Retorno ao meu lar às 21 horas. Não deito muito cedo nesta noite, tendo assistido programas de televisão e escrito este diário.  
  45 a. pena de morte como forma de punição a acusados de homicídio é abolida na INGLATERRA, em 16 de dezembro de 1969. O BRASIL aboliu a pena de morte em 1882.
  43 a. forças indianas tomam DACCA, atualmente BANGLADEH, concluindo a guerra contra o PAQUISTÃO, em 16 de dezembro de 1971.
  40 a. PETROBRÁS descobre jazida de petróleo no RIO DE JANEIRO, em 16 de dezembro de 1974.
  38 a. da OPERAÇÃO "QUEDA DA LAPA", desmantelamento de um "aparelho" terrorista, no dia 16 de dezembro de 1976.
  35 a. das seguintes anotações feitas em 16 de dezembro de 1979: neste domingo vou para POÁ. Chove pela manhã. Minha mãe dá a notícia de que o MÁRIO não está mais trabalhando no Bar do meu primo CIDO. MARIZETE, minha filha, prestará exames para o BANCO DO BRASIL às 12:30 horas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo “FARIAS BRITO”, em GUARULHOS. Levo-a até esse lugar, regressando a GUARULHOS às 11 horas. Chove durante o dia todo. LUCINDA recebe a visita da MARIA JAPONESA e a irmã dela. Na noite, o programa FANTÁSTICO dá ênfase para a violência. Em PORTO ALEGRE, o INTERNACIONAL empata com o PALMEIRAS por 1 a 1 e se classifica para a final do CAMPEONATO NACIONAL. O outro time é o VASCO DA GAMA que hoje venceu o CORITIBA por 2 a 1. Leio o Folhetim número 12 – CINEMA SOBRE OS ANOS 1970 – também continuo a ler “90 MINUTOS EM ENTEBBE – OPERAÇÃO RAIO”. 
  33 a. Câmara aprova transformação de RONDÔNIA em Estado, em 16 de dezembro de 1981.
  32 a. falece COLIN CHAPMAN, em 16 de dezembro de 1982.
  32 a. RICHARD NOBLE, pilotando o THRUST, bate o recorde de velocidade em terra, chegando a 1.046 km/h, em 16 de dezembro de 1982.
  29 a. inaugurado reator nuclear na ÍNDIA, em 16 de dezembro de 1985.
  29 a. Presidente JOSÉ SARNEY cria o vale-transporte, um salário indireto em forma de subsídio aos custos de transporte dos trabalhadores, em 16 de dezembro de 1985.
  27 a das seguintes anotações em 16 de dezembro de 1987: nesta quarta-feira começam os jogos da COPA CAES: volibol e futebol de salão no Clube dos Oficiais. Os oficiais alunos do CSP enfrentam os capitães do CAO-II-87. No entanto, um pouco depois de chegar no Clube dos Oficiais tenho o dissabor de atender um telefonema do TENENTE PM EVERARDO. Comunica-me que meu filho MÁRIO foi detido na madrugada na BOITE PANELA PRETA, em JUNDIAPEBA. Envolveu-se em desordens em companhia de um outro elemento. Foi encontrado com esse sujeito um revólver roubado pertencente à PM. Faço ver ao TENENTE PM EVERARDO que proceda de acordo com a lei. Não irei interferir em nada já que os rapazes estão errados.
Em volibol, os capitães ganham de 2 a 0. NIKOLUK, FÁBIO, PRUDÊNCIO, ISAAC e outros não conseguem dobrar o ímpeto dos adversários. Já em futebol de salão a força jovem do CSP –MAJORES CASERTANI, EVARISTO e PORTELA e os TENENTES-CORONÉIS EDGAR e CRUZ empatam por 3 a 3.
Na tarde, conhecemos nossas colocações no CSP. O 1º lugar é do TENENTE-CORONEL PM HERMES CRUZ. O 2º lugar fica com o NIKOLUK. O 3º é do PRUDÊNCIO. Fico com o 15º lugar com a nota final de 9,11.
O CORONEL PM CARLOS FUGA determina a entrega dos ofícios de reapresentação dos oficiais do CSP, datados de 28 de dezembro. Fazemos um ensaio do que vai ser a Solenidade de Encerramento do Curso, no ANHEMBI, em 18 de dezembro.
Meu motorista, PM SOARES, vai buscar três caixas de livros na casa do CORONEL PM OCTAVIO GOMES DE OLIVEIRA, para minha biblioteca.
Um dos pontos marcantes do Curso Superior de Polícia deste ano é o nosso encontro social no Salão Comunitário para um jantar. Num ambiente descontraído, os oficiais do CSP-87 reúnem-se para passar uma noite significativa na nossa carreira. Ali chegamos por volta das 21 horas. O VICENTE, nosso fotógrafo, documenta momentos importantes para serem colocados num álbum. Contamos com a presença do Desembargador ÁLVARO LAZZARINI, do Diretor de Ensino e Instrução – CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA; do Diretor de Finanças – CORONEL PM CLAUDOVINO DE SOUZA; do Diretor de Pessoal – CORONEL PM GERALDO MENEZES GOMES; do Comandante do CAES, CORONEL PM CARLOS FUGA; do Sub-Cmt do CAES, TENENTE-CORONEL PM JOÃO VARGAS FILHO. Sentam em nossa mesa o TENENTE-CORONEL PM SEVERINO MONTEIRO (da PM de PERNAMBUCO) e também a TENENTE-CORONEL Fem PM SYLVIA BINELLI.
Aguardamos a chegada do Cmt Geral – CORONEL PM CORREIA LEITE. Isso vai acontecer por volta das 22:30 horas. Faz-se acompanhar do Chefe da 5ª EM/PM, TENENTE-CORONEL PM JÚLIO BONO.
LUCINDA sente dores em sua perna esquerda. Ainda está muito recente o seu problema com a trombose que sofreu em 16 de novembro. Às 23:20 horas deixamos o Salão Comunitário. O PM BATISTA guia o GOL preto. Regressamos a GUARULHOS.
O Grupo PAES MENDONÇA inaugurou em SÃO PAULO, o maior hipermercado das Américas – o sétimo do mundo – no MORUMBI.
Um tribunal de PALERMO condenou à prisão perpétua 19 membros da Máfia, entre eles MICHELE GRECO, o “PAPA”. As sentenças foram baseadas nas informações de TOMMASO BUSCETTA, que desafiou o código de silêncio da organização e contou todos os seus segredos.
Seis homens, fortemente armados, assaltaram às 15:25 horas uma agência do BAMERINDUS, no centro de BARUERI. Alguns policiais civis travaram tiroteio com os assaltantes. O motorista policial SEBASTIÃO CÂNDIDO DA SILVA FILHO morreu na hora.
Em SALVADOR, quatro homens armados assaltaram o posto de serviço do BANCO DA BAHIA e levaram 20 milhões de cruzados.
Três assaltantes do BANESTADO de LONDRINA foram presos, entre eles o líder do grupo MANOEL ANTÔNIO RODRIGUES FILHO, no km 82 da rodovia CASTELLO BRANCO, em SOROCABA.   
  25 a. falecem: a atriz italiana SILVANA MANGANO e o ator LEE VAN CLEEF, em 16 de dezembro de 1989.
  25 a. do MASSACRE NA ROMÊNIA, em 16 de dezembro de 1989.
  23 a. da entrega definitiva da viatura SANTANA e da despedida dos meus motoristas CABO HOMERO e PM CORTEZ, em 16 de dezembro de 1991. Isso por motivo de minha passagem para a reserva em 14 último.
  22 a. chanceler alemão HELMUT KÖHL anuncia a anulação da dívida de 11,2 milhões de dólares da RÚSSIA com o seu país, em 16 de dezembro de 1992.
  21 a. falece o ex-premiê japonês KAKUEI TANAKA, no dia 16 de dezembro de 1993.
  21 a. da ordem judicial de despejo de 250 famílias que ocupavam uma área abandonada da Companhia Metropolitana de Habitação de SÃO PAULO – COHAB – junto à favela de HELIÓPOLIS. Um conflito foi provocado por causa dessa ordem judicial, envolvendo duas centenas de policiais-militares e milhares de moradores. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e cassetetes. A ordem de despejo foi suspensa às 14:45 horas de 16 de dezembro de 1993. Algumas pessoas ficaram feridas.
  20 a. da OPERAÇÃO SÃO GERALDO. Em 1999, essa mega–operação teve início em 15 de dezembro, com o nome da OPERAÇÃO NACIONAL. Em 1998, foi realizada em 19 de dezembro, com o nome de SÃO GERALDO. Em 1991, a operação chamou-se EMTRAN, desenvolvida a partir de 17 de dezembro. Em 1993, ficou conhecida como OPERAÇÃO GONTIJO, iniciada em 20 de dezembro. Em 1994, realizou-se com o nome de "SÃO GERALDO”, com início em 16 dezembro. Em 1995, chamou-se PLANO "GTJ", a partir de 18 de dezembro. Em 2000, teve início em 26 de dezembro, também com o nome de SÃO GERALDO. Em 2001, novamente com o nome de SÃO GERALDO, teve início em 19 de dezembro, sob o comandamento do RONALDO e ELÁDIO, tendo como supervisor MÁRIO MARGARIDO. Em 2002, levantados motivos de corrupção que apareceram na operação de 2000, não foi cogitado o desencadeamento da mesma, muito embora se ventilasse numa reunião a possibilidade de descaracterização da operação, mudando o nome.  Não há dividendos morais para a Corporação.  Em 2005, no mês de dezembro, CARMELO esposa o retorno da megaoperação. Fui contrário à realização disso, face atos de corrupção e desmando no passado. O plano estava sendo estudado por outros oficiais, inclusive por CARBAIA e MÁRIO MARGARIDO, com a participação do relator VICTÓRIO. Em 2006, aparadas todas as arestas, aprovei a realização de mais uma megaoperação “SÃO GERALDO”. Em 2007, não se cogitou a realização dessa operação. Em 2008, sob a direção do MARIO MARGARIDO, procura-se patrocínio para a realização da operação. RONALDO, estagiando na co-irmã da BAHIA, já mandou uma conta “salgada” e essa despesa já foi paga.
  19 a. inauguração do RECANTO BRASILEIRO, em 16 de dezembro de 1995.
  17 a. falece LILLIAN DISNEY, viúva de WALT DISNEY, em 16 de dezembro de 1997.
  17 a. depois de mais de três anos, a justiça italiana conclui em 16 de dezembro de 1997, não haver culpados pela morte do piloto AYRTON SENNA, em 1º de maio de 1994, no autódromo de ÍMOLA. Outras anotações nesta data: o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR sai de casa, nesta terça-feira, guiando o seu carro, às 5:45 horas. Pego uma carona com ele. Tenho uma consulta com o doutor HENO, no INCOR. O PM JOAO passa pela TELESP, onde a MARLENE esteve na madrugada, em companhia de uma colega, na tentativa de receberem as ações pela compra de telefone. Na Rua ALFREDO MAIA, o PM JOÃO vai para o CSM/AM e eu ainda permaneço no carro até 7:30 horas. Embarco no metrô e chego no INCOR às 8 horas. Aguardo um bom tempo para ser atendido pelo doutor HENO. Parece que tudo vai bem com a minha saúde. Pelo menos é assim que ele se manifesta. O retorno fica marcado para 31 de março de 1998. No MMDS fico sabendo que OREZ, ALZENIR e ALEMÃO foram dar aula no CARREFOUR. CRISTIANO vai terminando suas palestras quanto à OPERAÇÃO CRUZEIRO. Parece que isso se encerrará amanhã. ELÁDIO não deu aula hoje. Converso com ele sobre detalhes do futuro PLANO NACIONAL. O roubo de cargas bateu novo recorde em SÃO PAULO. As quadrilhas levaram, de janeiro a novembro, 111 milhões, 849 mil reais em 993 assaltos no Estado. O PLANO NACIONAL abrangerá SÃO PAULO, MINAS e BAHIA. Começará daqui há 11 dias, em 27 de dezembro.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC mais uma vez não vejo o CORONEL CANAVÓ. Recebemos correspondência em retribuição a uma carta que escrevi, recentemente, contando as dificuldades no MMDC. Tem entrado algum dinheiro. A filha do DECIO DE CAMPOS, REGINA, telefona-me para o convite de formatura de seu marido, na Escola de Soldados de PIRITUBA, no dia 18 de dezembro. Ele quer ficar no 15º BPMM. Mantenho contato com o BORGES, responsável pela OPERAÇÃO LARGENOS. Não há notícias do CIDO e nem do FRANCISCO que fracassaram no comando da OPERAÇÃO OSÓRIO. Em casa, LUCINDA queixa-se de reumatismo no braço esquerdo. Assisto na GLOBO o primeiro capítulo de A GUERRA DE CANUDOS (serão quatro capítulos).
COPA DAS CONFEDERAÇÕES, em RIAD: BRASIL 3 x MÉXICO 2; ARÁBIA SAUDITA 1 x AUSTRÁLIA 0.          
  16 a. assassinato da deputada CECI CUNHA, das ALAGOAS, atingida com um tiro de espingarda calibre doze, na base do crânio e um tiro de revólver no joelho, no dia 16 de dezembro de 1998. O cunhado de CECI, IRAN CARLOS MARANHÃO, foi assassinado com dois tiros, no peito e na cabeça. A mãe de IRAN, ÍTALA NEIDE MARANHÃO PUREZA foi morta com um tiro no pescoço. O marido da deputada, JUVENAL CUNHA, levou um tiro de espingarda e três de revólver, no tórax e abdômen.  
  16 a das anotações em 16 de dezembro de 1998: adquiro nesta manhã de quarta-feira na banca de jornais do senhor FRANCISCO, um vídeo de 44 minutos sobre ASSIS CHATEAUBRIAND. Um jornal sobre sua época acompanha o vídeo. Leio-o na viagem para São Paulo, no EXPRESSO BRASILEIRO. CARMELO está preocupado com a mega-operação marcada para 19 de dezembro. Trabalha no plano e dá aula no BRÁS, com ALZENIR. No MMDC, com a ajuda do MARCONI, é confeccionado no computador um Cartão de Natal com a minha foto, personalizando-o. Irei mandá-lo para as pessoas mais ligadas a mim.
A TV SÃO PAULO, Canal 12, que funciona a cabo, na Câmara Municipal, mantém um contato comigo sobre uma reportagem que se pretende fazer sobre o Monumento Mausoléu, em 22 de dezembro.
Doutor AFIF CHACUR, que se tornou sócio do MMDC, traz sua senhora para conhecer a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Recebemos também a visita do doutor FERNANDO, nosso conselheiro. O CORONEL ARY CANAVÓ não vem hoje ao MMDC.
Começa a mudar o tempo. A temperatura chegou a 32 graus, mas agora ameaça chover. Estou já no EXPRESSO COCAIA quando cai violenta pancada d´água.
Os EUA e a INGLATERRA iniciam nesta noite um ataque com mísseis de cruzeiro contra o IRAQUE, em represália pela não cooperação total para com os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas. O anúncio da OPERAÇÃO RAPOSA DO DESERTO é feito pelo porta-voz da Casa Branca, JOE LOCKHART, enquanto a TV CNN já transmitia imagens de explosões provocadas pelo fogo antiaéreo iraquiano nos céus de BAGDÁ. A madrugada dos iraquianos é de pesadelo.
Foi seqüestrado o compositor WELLINGTON CAMARGO, de 25 anos, um dos oito irmãos da dupla sertaneja ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO, em sua casa, na periferia de GOIÂNIA. O crime ocorreu às 22:45 horas desta quarta-feira.   
  14 a. estudo do PLANO 711815-99, elaborado pelo MAJOR DOUGLAS, em 16 de dezembro de 1999.
  14 a. reunião do CONSELHO SUPREMO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, em 16 de dezembro de 1999, com a posse de dez novos conselheiros, entre eles: desembargador ÁLVARO LAZZARINI, Professor HILÁRIO FRANCO, HERNÂNI DONATO, ARIOVALDO CHACUR, PENTEADO MENDONÇA, perito NICANOR e outros. Essa reunião foi presidida pelo Coronel PM ROBERTO DA SILVA LEMES até a chegada do Comandante Geral, Coronel RUI CÉSAR MELO, também presidente nato do CONSELHO  SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
  14 a. falece o TENENTE-CORONEL PM Reformado JOSÉ PICELI, em 16 de dezembro de 1999. Outras notícias desta quinta-feira: às 11 horas participo de uma reunião com os integrantes do MMDS, totalmente esvaziada por causa das férias. Estudo o PLANO 711815-99, elaborado pelo DOUGLAS e que até ontem estava na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Na tarde, no MMDC, reunimos o CONSELHO SUPREMO. Aos poucos, vão chegando os conselheiros, mas, antes, com o senhor MARCONDES, acerto os detalhes para a ORDEM DO DIA.
REGINA CELENTANO cria caso porque não recebeu o ofício de convocação. Não são 15 horas e me telefona o advogado VICTOR para me comunicar que REGINA irá fazer nova queixa contra a Sociedade na Delegacia da Mulher. Sou obrigado a ser áspero, dizendo que se ela sabe da reunião a obrigação é comparecer, embora esteja sob liminar judicial. Na verdade ela foi excluída do quadro de conselheiros há mais de um ano. Logo mais, REGINA chega ao MMDC. O seu desafeto, CORONEL ARY CANAVÓ, também já está na Sociedade. O senhor MARCONDES conversa com essa mulher e ela não se arvora contra o CANAVÓ como das vezes passadas.
Entre os conselheiros presentes: CORONEL PM Res PLÍNIO ANGANUZZI, CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO, CORONEL EB Ref ATILIANO MARTINS CORREA, CORONEL PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, MAX BASILE, CAPITÃO SERGIO DE SOUZA MERLO, 1º TENENTE PM FERNANDO CÉSAR LORENCINI, 1º TENENTE PM ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA e 1º TENENTE PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS.
Como o Comandante Geral irá chegar depois das 15:30 horas, o CORONEL PM LEMES, vice-presidente do CONSELHO SUPREMO, abre a sessão.  Sou designado para ser o secretário do Conselho. O senhor MARCONDES discorre durante grande parte do tempo sobre o Monumento; tece considerações a respeito da escritura assinada pelo doutor HERBERT LEVY, sobre o Protocolo de Intenções que o CORONEL CANAVÓ assinou com o MASSARANI. Fala sobre a problemática financeira da Sociedade.
Com a chegada do Cmt Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, a presidência da Mesa passa a ser dele. Logo mais chega o desembargador ÁLVARO LAZZARINI, atual vice-presidente do Tribunal de Justiça, que passa a fazer parte da Mesa de Trabalhos.
Na segunda parte da reunião tomam posse os novos conselheiros. O TENENTE PM NASSARO entrega um CD com as músicas de 32 para o Presidente do CONSELHO SUPREMO, Presidente da Diretoria Executiva e para o desembargador ÁLVARO LAZZARINI. Conversamos com vários conselheiros. Vou deixar o MMDC em companhia do CORONEL PM MENDES. Embarcamos no Metrô-SÉ. Fico na ARMÊNIA e o MENDES vai para SANTANA.
Os ônibus vão cheios a essa hora. Cansado, leio a revista ISTO É – GENTE e dou uma cochilada até GUARULHOS.
Em casa, reflito sobre a reunião do CONSELHO SUPREMO. É surpreendente a força de vontade do senhor GERALDO FARIA MARCONDES, aos 87 anos de idade, operado em 5 de agosto, quando esteve em risco de vida. Dedicou 45 anos de sua vida ao MMDC. Pretende ainda produzir muito ela Sociedade.
Num jogo dramático, nesta noite, o PALMEIRAS perdeu por 4 a 3 para o FLAMENGO, no MARACANÃ, a primeira partida da final da COPA MERCOSUL. Agora o verdão terá de vencer na segunda-feira (dia 20) no PARQUE ANTÁRTICA. Só assim conseguirá provocar o terceiro jogo na quinta feira.
SELETIVA DA LIBERTADORES: O SÃO PAULO bateu o ATLETICO PARANAENSE por 2 a 1, mas precisava da vitória por dois gols de diferença e cai fora da Seletiva. O CRUZEIRO. O CRUZEIRO, que derrotou o VITÓRIA por 2 a 1, em SALVADOR, é o outro finalista do torneio.        

ACONTECEU EM 16 DE DEZEMBRO DE 2000 : -   SEXTA-FEIRA
SOLENIDADE NA ACADEMIA DE POLÍCIA DO BARRO BRANCO, com a entrega das ESPADAS aos novos ASPIRANTES.

EM SÃO JANUÁRIO, A PRIMEIRA PARTIDA DE UMA DAS SEMI-FINAIS DA COPA JOÃO HAVELANGE" – VASCO DA GAMA 2 x CRUZEIRO  2.

Um avião bimotor, modelo turbo COMMANDER, da empresa agrícola J. CAETANO, de MARINGÁ, PARANÁ, caiu às 21h40 na rua ANDAQUARA, travessa da avenida NOSSA SENHORA DO SABARÁ, JARDIM MARAJOARA, Zona Sul de SÃO PAULO. Sete pessoas morreram nesse desastre: dois tripulantes e cinco passageiros. O avião pertencia a um empresário dono dos Frigoríficos NAVERAI, no PARANÁ. Ele morreu com a família no acidente. O impacto do aparelho derrubou paredes e arrancou telhados de quatro sobrados, queimando veículos estacionados próximos as residências  atingidas pelos destroços da fuselagem. O avião decolou do Aeroporto de Congonhas, com destino a MARINGÁ.
A aposentada MARIA THOMAZINI, de 74 anos, começou a se sentir mal quando ouviu a explosão. Morreu do coração, a caminho do hospital. ANA ROSA PEREIRA vive um drama: alem de perder a casa, está com o filho de 14 anos internado com queimaduras.

MORREU a produtora americana LORI LEDIS, responsável por abrir caminho  para a música popular brasileira nos EUA, a partir de shows de CAETANO VELOSO, MILTON NASCIMENTO, ED MOTTA E BANDA DE PÍFANOS, entre outros. Aos 40 anos, de infarto.

ACONTECEU  EM 16 DE DEZEMBRO DE 2001  : -   DOMINGO
Estudo da EXIBIÇÃO do plano executado em 20 de julho de 2000, para efeitos de aplicação neste final de ano. Essa operação poderá ser aproveitada neste ano, com ligeiras modificações feitas pelos nossos participantes daquele evento e que continuam conosco até agora. Alguns novos integrantes também farão parte dos futuros estudos.

O GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN anunciou hoje o afastamento dos delegados CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA e JOSÉ ROBERTO ARRUDA e do investigador-chefe RAIMUNDO COELHO BARRETO, todos do Departamento de Narcóticos – DENARC – de SÃO PAULO. Eles eram superiores dos policiais acusados de comandar o tráfico de drogas na região da CRACOLÂNDIA, no centro da cidade.

Depois de resistir ao assédio do comando do partido para que desistisse de disputar com LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA a indicação para concorrer a presidente, o senador EDUARDO SUPLICY tem nova missão pela frente: assegurar que a prévia, marcada para 3 de março de 2002, não se resuma na homologação da candidatura do presidente de honra do PT e que seja precedida de debates entre os dois.

FALECEU o popular e polêmico escritor alemão, judeu, STEFAN HEYM, aos 88 anos. O autor de O RELATÓRIO SOBRE O REI DAVI lutou contra o nazismo nas hostes americanas. Ao se encerrar a guerra, foi expulso do Exército, acusado de comunista. Vítima de infarto, em BERLIM.

AL-QAEDA ACABOU, DIZEM AFEGÃOS. E BIN LADEN SUMIU. EUA continuam os bombardeios sobre TORA BORA e dizem não saber onde está o terrorista. Comandantes da etnia pashtun tomaram toda a região montanhosa de TORA BORA, depois de nove semanas de cerco à organização terrorista AL-QAEDA. DONALD RUMSFELD chegou de surpresa ao AFEGANISTÃO. É a mais alta autoridade americana a visitar o país desde o início da campanha em 7 de outubro e também nos últimos 25 anos. Planos de atentado contra LONDRES foram encontrados em postos da AL-QAEDA.
 
EM CURITIBA, no ALÇAPÃO DA BAIXADA, o ATLÉTICO PARANAENSE deu um grande passo para o título do CAMPEONATO BRASILEIRO ao vencer o SÃO CAETANO por 4 a 2.

A apresentadora ANA MARIA BRAGA foi uma das homenageadas na MISSA DA ESPERANÇA, na igreja de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, em SÃO PAULO. Ao lado da mãe, MARIANA, dos filhos, do marido e dos amigos, HEBE CAMARGO, ROBERTO LEAL, FRANCISCO CUOCO e do PADRE ANTÔNIO MARIA, ela agradeceu à santa por sua recuperação na luta contra o câncer.

EXONERADO o secretário de Segurança de SERGIPE, JOÃO GUILHERME CARVALHO. Ele foi responsabilizado pela falta de policiamento que resultou no tumulto ocorrido durante a distribuição de presentes em ARACAJU, que terminou com quatro mortos, três deles crianças.

2 002   :  -    SEGUNDA-FEIRA
A manhã não é boa para mim. Enquanto lia os jornais, achei de comer castanhas de caju, salgadas. Resultado: a pressão subiu e prejudica a saúde. Com isso, o desempenho na reunião do MMDS é sofrível, muito embora receba ajuda dos amigos AMÉRICO, RONALDO e CRISTIANO e, depois, do OREZ. Logo mais, às 14 horas, bastante desanimado, chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr. MARCONDES vem logo em seguida e conversamos a respeito da troca do horário da reunião do CONSELHO SUPREMO, marcada para quarta–feira, dia 18. Diz ele que até agora não recebeu nenhuma comunicação e que todos os conselheiros nada sabem dessa troca de horário. O Professor EGBERTO MAIA LUZ e o Coronel ANTÔNIO CARLOS MENDES também comparecem na Sociedade e nada  sabem. Fica combinado que iremos ao QUARTEL GENERAL às 15 horas, conforme consta da convocação de 10 de dezembro. Ainda atendo o CABO EB  NEVES, a respeito de uma solenidade em COTIA, no dia 21 de dezembro. Fica muito difícil ir até esse lugar num sábado, às 16 horas.
Um pouco melhor da pressão alta, retorno para casa. Aí começam outras atribulações. Chegou uma correspondência do COMANDANTE GERAL dando ciência, oficialmente, da troca do horário da reunião, das 15:00 para as 09:00 horas, conforme já tinha sido ventilada na sexta–feira.  Ligo para o presidente e ele também recebeu a nova convocação. Faço uma ligação telefônica para o CORONEL CELSO, chefe de gabinete do Comando Geral, e lhe explico que não poderei ir nessa reunião porque tenho uma consulta no INCOR, por volta das 8 horas de 18 de dezembro.
Está em casa o IAGO, nosso bisneto. Sofreu uma reação alérgica no final da semana, por causa de antibióticos. O corpo da criança ficou coberto de pintas vermelhas. Agora ele está bem.

A nova equipe de secretários para o próximo mandato do governo GERALDO ALCKMIN começou a ser formada hoje. O governador anunciou três secretários e informou que parte da equipe atual poderá ser mantida. Os nomes divulgados foram o do sociólogo ARNALDO MADEIRA para a CASA CIVIL, o do engenheiro JOÃO CARLOS DE SOUZA MEIRELLES para a pasta da CIÊNCIA, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO, e do economista ANDREA CALABI para a Secretaria de ECONOMIA E PLANEJAMENTO.  Em relação ao atual secretário do GOVERNO e GESTÃO ESTRATÉGICA, DALMO NOGUEIRA, ALCKMIN informou que vai continuar na administração colaborando no PROGRAMA DO GOVERNO ELETRÔNICO. Esse programa foi responsável pela modernização do serviço público paulista e pretende levar o padrão POUPATEMPO de ATENDIMENTO a todas as áreas do governo.

Hoje foi dia de absoluta calmaria no mercado financeiro com o dólar e risco– país desabando e a Bolsa de Valores em alta. Para operadores, é “efeito Meirelles”, isto é, o impacto da indicação do ex–banqueiro HENRIQUE DE CAMPOS MEIRELLES para o BANCO CENTRAL que, por sinal, será amanhã   sabatinado no SENADO. Depois da desconfiança inicial, os profissionais do setor descobriram que, apesar de não ser operador de mesa de câmbio, o ex–tucano vai se cercar de uma diretoria técnica, mais do que capaz de administrar a política monetária. O dólar voltou para R$ 2,60, com queda de 3,48%, a maior desde 11 de outubro.

Para reforçar o salário de um mil e cento e cinqüenta reais, o PM LINDOMAR OLIVEIRA BARBOSA fazia “bico” transportando malotes da lotérica de um amigo. À tarde, ele foi morto num assalto na ESTRADA DO M´BOI MIRIM. Os criminosos fugiram levando dezessete mil e quinhentos reais. Três suspeitos foram detidos, mas só um deles foi reconhecido e preso.

A cantora mexicana GLÓRIA TREVI deverá ser extraditada esta semana. Amanhã chegarão ao BRASIL os agentes mexicanos que escoltarão a cantora. Em seu País, ela será julgada por rapto e corrupção de menores. GLÓRIA também é alvo de investigação da polícia do RIO, para averiguar o desaparecimento de sua filha, nascida no BRASIL. O inquérito registra que o bebê morreu, mas o corpo não foi encontrado. GLÓRIA está presa desde 13 de janeiro de 2 000, quando foi detida no RIO com seu empresário, SÉRGIO GUSTAVO ANDRADE SANCHEZ, e a ajudante MARIA RAQUENEL PORTILLO JIMENEZ. Os três são acusados de crimes contra menores no MÉXICO. A cantora está no 3º DISTRITO POLICIAL, em BRASÍLIA.

Ao menos 60 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas depois que uma balsa sobrecarregada com 200 passageiros virou em um rio do noroeste da LIBÉRIA. O ministro da Defesa, DANIEL CHEA, disse que os passageiros estavam cruzando o rio depois de participarem do funeral de um popular jogador de futebol, perto da cidade de ROBERTSPORT. A lotação da balsa é de menos de cem pessoas.

ASSISTO na TELA QUENTE da GLOBO o filme O PEQUENO STUART LITTLE, um filme de 1999, na carona do clima de alegrias infantis pré–natalinas e, também, do lançamento nos cinemas de STUART LITTLE 2. Tirado de um livro para crianças escrito por E. B. WHITE, em 1945, o ratinho STUART  surge na tela alegre e pimpão, adotado por doces pais humanos (GEENA DAVIS e HUGH LAURIE), que estão radiantes por dar um irmão ao filhinho, GEORGE (JONATHAN LIPNICKI). Aproveitando o pique de conto de fadas da história, o roteiro toca de leve a questão espinhosa da adoção de um rato para servir de filho e logo parte para o que interessa: de um lado, a lenta, graciosa e emocionada aceitação fraterna entre GEORGE e STUART; de outro, a bem bolada perseguição dos gatos contra o nosso herói.

2 003   :  -
LUCINDA queixa-se de desânimo nesta terça-feira. Fala da reforma da cozinha, algo que ela quer fazer, mas que não tem dinheiro para a empreitada. Com uma temperatura de 32 graus, faço a viagem para a cidade de SÃO PAULO, aonde chego um pouco depois das 11 horas. Uma carreta carregada com lixo tombou às 5:40 horas na MARGINAL TIETÊ, na altura da PONTE DAS BANDEIRAS, sentido Rodovia AYRTON SENNA. Por causa do acidente, houve congestionamento de dez km desde o CEBOLÃO até a PONTE DO PIQUERI. A CET teve de usar dois guinchos para a retirada da carreta. Na reunião do MMDS, AMÉRICO presenteia-me com o livro ‘A SOCIEDADE DO ANEL”, o primeiro livro da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS. Por sua vez, CRISTIANO entrega-me ONZE MINUTOS, de PAULO COELHO. Fico contente em ser lembrado e ganhar aquilo que gosto mais, o livro. A reunião é amena e pouca coisa tratamos sobre trabalho. O VICTÓRIO queixa-se de mau jeito da coluna, dificultando muito os seus movimentos. Por volta das 14 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não conto, mais uma vez, com a companhia do Cel MENDES e o Sr. MARCONDES apenas me telefona. A rádio BANDEIRANTES, através do repórter PEDRO CAMPOS, quer uma explicação sobre a propaganda da CLARO no Monumento-Mausoléu. Diz PEDRO CAMPOS que várias pessoas estão reclamando do “out-door” da CLARO, envolvendo o obelisco. O Sr. MARCONDES deixou instruções de que está “viajando”. Passo ao repórter o telefone do coordenador da reforma do Monumento-Mausoléu, general BUENO. Mais tarde o general telefona para dona CÉLIA reclamando da amolação do repórter sobre esse assunto. Também quem quer entrevistar ex-combatentes é o ESTADO DE SÃO PAULO, como parte das comemorações dos 450 anos da cidade num encarte que está sendo montado por esse jornal. Num momento de folga na Sociedade, dou um pulo no BANESPA e faço o meu recadastramento com o gerente, ANTÔNIO PINHEIRO MORAES.
Faço um contato telefônico com a casa do MAJOR ref. ARLINDO DE MOURA, em SOROCABA. Atende-me sua neta CÍNTIA. Ela me conta que estão procurando um hospital para internar o seu avô. Diz ela que uma doença malígna está se espalhando pelo pulmão do ARLINDO.
O regresso para GUARULHOS é sofrível por causa da alta temperatura. Já em casa, quase às 18 horas, começa a chover.
Atendo um repórter de O ESTADO DE SÃO PAULO. Ele quer entrevistar ex-combatentes da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, por ocasião das comemorações dos 450 anos da cidade de SÃO PAULO. Dou para ele os nomes do SILVEIRA PEIXOTO e do GINO STRUFFALDI, além dos nomes do Coronel EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e do MAJOR ARRUDA, que são historiadores e conhecem a fundo o episódio de 32. 

A PRAÇA DO OBELISCO, em frente ao PARQUE DO IBIRAPUERA, ganhou, no domingo (14), uma cenografia de NATAL. Próximo à árvore de NATAL de 53 metros, foram instaladas três figuras de nove metros de altura, feitas pelo artista plástico RUY BENTO VIDAL. As imagens simbolizariam JESUS, MARIA e JOSÉ. Os objetos são feitos em estrutura metálica, revestidos com tela de ráfia branca, iluminados por refletores com lâmpadas de vapor metálico na cor azul. A praça foi escolhida para expor a obra em homenagem aos HERÓIS DA REVOLUÇÃO DE 32, aos 450 anos de SÃO PAULO e também aos 50 anos do PARQUE DO IBIRAPUERA. A partir do dia 26, as estruturas serão transformadas em taças gigantes com espuma de luz na cor branca.

O Tribunal de Justiça liberou hoje a construção do auditório no PARQUE DO IBIRAPUERA. A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal negou recurso impetrado pelo Ministério Público Estadual, que impedia a execução das obras pela Prefeitura. O MP ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

A Justiça decretou a prisão preventiva do comerciante SÉRGIO AKIHIRO NAKATSU, de 44 anos, acusado de ser o mandante do assassinato da mulher ARLETE TIYONI NAKATUSU, de 41 anos. Ela foi degolada em 31 de outubro deste ano, em sua lavanderia, no bairro da SAÚDE, zona sul da Capital. A decisão  foi  tomada  pelo  juiz ALBERTO  ÂNDERSON  FILHO, do 1 º Tribunal do Júri da Capital. Ele aceitou a denúncia oferecida pelo promotor ROBERTO TARDELLI contra SÉRGIO e outros três homens envolvidos no assassinato. LUCIEUDO BARBOSA CONRADO, de 24 anos, ex-funcionário da vítima; RONILTON SOARES DA CRUZ,  o PIG, e RAFAEL DA SILVA CAMPOS estão presos desde o mês passado.  

Dois ladrões disfarçados de farmacêutico e funcionário de limpeza levaram duas mil e duzentas caixas de remédios, avaliadas em  1,2 milhão de reais, da farmácia do Hospital das Clínicas. As funcionárias que estavam no local foram mantidas reféns por mais de uma hora. O assalto somente foi divulgado hoje, mas aconteceu no dia 8 de dezembro.

O Superior Tribunal de Justiça decidiu hoje manter a validade do julgamento do promotor ÍGOR FERREIRA DA SILVA, condenado a 16 anos de prisão pela morte de sua mulher, PATRÍCIA AGGIO LONGO, em junho de 1998, na cidade de ATIBAIA, a 65 km de SÃO PAULO. A defesa do promotor havia tentado anular a pena com um recurso especial ao STJ, pedindo que o caso fosse revisto. ÍGOR continua foragido.

A defesa dos dois skinheads presos pela acusação de perseguir os jovens que se jogaram de um trem em movimento em MOGI DAS CRUZES, entrou hoje na Justiça com pedido de revisão da prisão temporária dos clientes. O advogado ARY PRYZANT quer que VINÍCIUS PARIZATTO, de 24 anos, e JULIANO APARECIDO FREITAS, de 18, respondam pelo crime em liberdade. “Os dois já foram interrogados, não têm antecedentes criminais, trabalham e têm endereço fixo. Não há motivo para mantê-los presos”, afirmou PRYZANT. O repositor de mercadorias, CLAYTON DA SILVA LEITE, de 20 anos, foi enterrado hoje no Cemitério da Saudade. O rapaz morreu no domingo, dia 14, após permanecer sete dias em coma por causa da queda na estação BRÁS CUBAS. A família de CLAYTON contratou o advogado PAULO ROBERTO DA SILVA PASSOS e irá processar a CPTM por danos morais e materiais. O delegado RENATO DE ALMEIDA BARROS afirmou que as testemunhas confirmam que os skinheads estavam armados ao perseguirem CLAYTON e FLÁVIO AUGUSTO DO NASCIMENTO CORDEIRO, de 16 anos – que perdeu o braço direito e permanece internado. VINÍCIUS e JULIANO negam o crime. O outro acusado, DANILO GIMENEZ RAMOS, de 18 anos, está foragido.

Três vítimas de seqüestro foram resgatadas pela Polícia de SÃO PAULO em menos de 24 horas. Em um dos casos, a prisão do chefe de uma quadrilha possibilitou a localização de um estudante de 17 anos, que estava há 74 dias em cativeiro. WILLIAM FANTASMA telefonou para o bando e mandou soltar o rapaz, que foi encontrado pela polícia na avenida ARICANDUVA, na zona leste. Horas depois, a polícia estourou um cativeiro em CUBATÃO, no litoral, e libertou o filho de um empresário de SANTOS, seqüestrado há 10 dias. Ainda hoje, na região da BARRA FUNDA, a polícia libertou uma comerciante de 27 anos, que havia sido seqüestrada ontem em PERDIZES. O estudante ÉDER SASSAKI HARA, de 17 anos, teve o dedo mínimo da mão esquerda decepado pelos seqüestradores como forma de pressionar a família a pagar o resgate.

Pelo menos 20 pessoas morreram em um acidente de ônibus, hoje, na BR-367, próximo a DIAMANTINA, a 292 km de BELO HORIZONTE. O veículo transportava passageiros e caiu em um despenhadeiro de 40 metros. O ônibus seguia de SÃO PAULO rumo a FORTALEZA.

O ex-cirurgião plástico MARCELO CARON, que teve o registro cassado pelo Conselho Federal de Medicina, foi condenado pela Justiça a pagar 88 mil reais de indenização à ex-paciente MARLENE MARIA ALVES. Ela ficou com seqüelas graves após uma cirurgia de lipoaspiração em julho de 2000. É a primeira vez que CARON é condenado a indenizar por danos morais e materiais uma ex-paciente. Há 25 sindicâncias para apurar denúncias contra ele.

O presidente americano GEORGE W. BUSH disse hoje, durante entrevista à rede de TV ABC, que SADDAM HUSSEIN merece a pena máxima por tudo o que fez contra o povo no IRAQUE. Dois dias depois da captura do ditador, uma empresa nos EUA lançou o boneco do ex-presidente iraquiano.

A violência no IRAQUE continua após a prisão do ex-presidente SADDAM HUSSEIN. HOJE, as forças americanas mataram 17 iraquianos – cinco deles durante choques com manifestantes pró-SADDAM em duas cidades a oeste de BAGDÁ, onde é grande o ódio à ocupação, e outros 12 que armaram uma emboscada contra os americanos. Na emboscada, os rebeldes iraquianos usaram uma revoada de pombos como sinal da aproximação dos soldados. Em seguida, atiraram contra a tropa utilizando crianças como escudo. Franco-atiradores americanos “anularam” a ação, mas os americanos foram atacados mais uma vez, quando iraquianos atiraram morteiros, granadas e bombas contra eles. Não houve baixas americanas.

A televisão estatal kuwaitiana afirmou hoje que EZZAT IBRAHIM AL-DOURI, ex-vice-presidente de SADDAM HUSSEIN, se rendeu às forças americanas no IRAQUE. Em seguida, a TV CNN disse que havia rumores de que o número dois do regime iraquiano teria sido preso no norte do País, sem dar mais informações. O PENTÁGONO não confirmou a notícia. Ao norte de BAGDÁ, os soldados prenderam 73 integrantes da insurgência iraquiana, incluindo o líder de uma das células da guerrilha.

PROIBIDO de deixar a ARGENTINA o ex-presidente FERNANDO DE LA RÚA e mais doze ex-senadores. Ele é suspeito de ter pago cinco milhões de dólares para conseguir a aprovação da reforma trabalhista.

CONDENADOS a prisão perpétua por organizar uma orgia para turistas japoneses os chineses YE XIANG e MING ZHU, em PEQUIM.

2 004   :    -    QUINTA-FEIRA
JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO”
NOVO CHEFE VAI REESTRUTURAR PM
ALCKMIN anunciou o novo Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, que vai assumir dia 28: em clima de festa pelos 173 anos da Polícia Militar, o governador GERALDO ALCKMIN anunciou ontem o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, de 50 anos, como o novo comandante-geral da Corporação. Ele assumirá o cargo no dia 28, substituindo o CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, que, por força da lei estadual, é obrigado a ir para a reserva por completar cinco anos como coronel. A primeira tarefa de ECLAIR será reestruturar a Corporação. Ele foi do Corpo de Bombeiros e depois trabalhou no Palácio dos Bandeirantes com dois governadores: FRANCO MONTORO e MÁRIO COVAS. Evangélico, tem três filhas. O novo comandante foi um dos responsáveis pela instalação do policiamento comunitário na zona sul de SÃO PAULO. Atual chefe da região de BAURU, distribuiu na cidade ímãs de geladeira com as fotos de sargentos com endereço e telefone das bases comunitárias. ECLAIR escolheu com subcomandante da PMESP o CORONEL PM PAULO MARINO LOPES.
CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES nasceu em 4 de outubro de 1954. Entrou para a PMESP em 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2 º Tenente – 24 de maio de 1976; 1 º Tenente – 24 de maio de 1979; Capitão – 24 de maio de 1986; não tenho a data de sua promoção a MAJOR; foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 1998. Foi promovido a CORONEL em 24 de maio de 2002.
CORONEL PM PAULO MARINO LOPES nasceu em 15 de maio de 1954. Entrou para a PMESP em 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2 º Tenente – 24 de maio de 1976; 1 º Tenente – 24 de maio de 1979; Capitão – 24 de maio de 1986; Major – não tenho a data da promoção; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1998. Foi promovido a CORONEL em 24 de agosto de 2001.                        
Situação precária a da segurança do Monumento-Mausoléu. Telefono para esse local e um empregado da FARAH SERVICE é quem me atende. Não há polícia militar guarnecendo o Obelisco. Depois, em contato com o comandante interino da 2 ª Companhia do 12 º BPMM, responsável pelo policiamento do Monumento-Mausoléu, TENENTE DAVID, o mesmo informa que amanhã irá colocar policiamento por causa da realização da Assembléia Geral da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, fato este que ele também não sabia que iria acontecer. Depois, telefono para o CORONEL RENALDO e explico-lhe o descaso da PM para com o Obelisco. Tratamos de alguns pormenores para a realização da assembléia, como por exemplo a colocação de som na mesa da presidência da assembléia. Sinto um profundo desleixo para com o MMDC.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR obteve ontem do médico 180 dias de restrição médica por causa de uma lomboalgia. Precisa tomar vários medicamentos e fazer fisioterapia. Ele vai adquirir os remédios na drogaria do LUIZ, a FARMENOS, que nos atende há anos.

Por volta das 13 horas, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Leio o decreto de 15 de dezembro, no DIÁRIO OFICIAL, promovendo oficiais da Polícia Militar.
Ao posto de CORONEL PM foram promovidos os TENENTES-CORONÉIS PM JOSÉ GUERRA JÚNIOR e JORGE LUIZ PEREIRA.
AO POSTO DE TENENTE-CORONEL PM,
OS MAJORES PM RONALDO RIBEIRO DOS SANTOS, KOOKI TAGUTI, PAULO ROBERTO MADUREIRA SALES, LUIZ CARLOS TAVARES, CARLOS EDUARDO DOS REIS LEAL, OSVALDO UBIRATÃ ALVES PADILHA, JOSÉ ROBERTO PACHECO, LUIZ FERNANDO TARIFA SERPA, JOSÉ FRANCISCO CAÇAPAVA MIGUELES e MÁRIO NOVAKAS.

AO POSTO DE MAJOR PM,
OS CAPITÃES PM SIDNEY FERNANDES FILHO, HENRIQUE DIAS, TADEU MARINO BUONO, SÉRGIO OLÍMPIO GOMES, MARCO ANTÔNIO PROCÓPIO DA SILVA, JOSÉ FAUSTO FERNANDES PRADO, JOSÉ CARLOS NEVES, ANTÔNIO MARCOS DA SILVA, ANTÔNIO HUMBERTO EMÍLIO, BEN HUR BAPTISTA, NELSON BRITO DOS SANTOS, JORGE PEIXOTO FRISENE, GILBERTO CÉSAR CAMPMANN, DAVID RESENDE DE OLIVEIRA, ORLANDO TAVEIROS COSTA JÚNIOR, ODILON DA SILVA JÚNIOR, SALVADOR LOUREIRO JÚNIOR, JOSÉ CARLOS DE CAMPOS JÚNIOR, EDUARDO APARECIDO DOBBRO, ADALBERTO JOÃO SBRANA, ROBERTO ALVES DOS SANTOS, AIRTON TROIJO, NILSO APARECIDO ZANFOLIN, CLAUDEMIR MAURO ALCARRIA, FRANCISCO POSSEBOM, WILLIAM SALLES, JOSÉ LUIZ SANCHES VALENTIN, JOSÉ QUERXIS DE AGUIAR, LEONARDO TORRES RIBEIRO, ADEMIR FERREIRA FURTADO, WÁLTER GOMES MOTA e EDUARDO ESPÓSITO.
Vamos encontrar os oficiais do MMDS em plena atividade. Eles planejam seus serviços para os últimos dias do ano. Alguns pensam em tirar férias, mas até agora não houve um pronunciamento oficial de afastamento. Mais tarde ainda retorno ao MMDC para acertar os detalhes da Assembléia Geral de amanhã, no Monumento-Mausoléu. Ameaça cair uma pancada de chuva no centro da cidade e, antes disso, embarco no metrô SÉ. A viagem de retorno a GUARULHOS é tranqüila.
O CORONEL MENDES telefona-me para combinar nossa ida amanhã cedo ao Monumento-Mausoléu. Ele me aguarda nas imediações da ARMÊNIA por volta das 9 horas. Telefona-me também do escritório do ROMAGNOLI. A advogada JANAÍNA oferece condução para meu deslocamento. Mas eu já tinha acertado isso com o MENDES.

Irmão do Presidente LULA, JOÃO INÁCIO DA SILVA, de 41 anos, morreu hoje, às 15 horas, no Hospital do Câncer, na Capital, por causa de falência múltipla dos órgãos. De acordo com outro irmão de LULA, GENIVAL DA SILVA, JOÃO estava internado há cinco meses e recuperava-se de uma cirurgia para retirada de um tumor no ouvido. O sepultamento será realizado amanhã, na VILA PAULICÉIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. JOÃO INÁCIO morava em VICENTE DE CARVALHO, em GUARUJÁ.

Por 8 votos a zero, o 2º Grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO rejeitou hoje ação do ex-prefeito PAULO MALUF que tentava anular sua primeira condenação definitiva por improbidade administrativa. MALUF foi acusado pelo Ministério Público de usar dinheiro da Prefeitura para pagar um anúncio de interesse pessoal, em 1994. A publicidade custou 68.726,07 reais, cerca de 500 mil em valores atualizados. Para garantir o pagamento da dívida, o ex-prefeito teve penhorados um PORCHE ano 1979, um MITSUBISHI ano 1979, um MITSUBISHI MMC, ano 1994 e um prédio comercial da Rua FLORÊNCIO DE ABREU, que correm agora o risco de ir a leilão. MALUF é o primeiro ex-prefeito a sofrer penhora, em razão de condenação por improbidade. No anúncio publicado no ESTADO em 11 de outubro de 1994, MALUF rebatia ataque do empresário GEORGES GAZZALE que, em outro anúncio, publicado antes, acusava o ex-prefeito de “ingratidão” porque a Prefeitura demolira parte de uma doceria sua, que invadia uma calçada no ITAIM BIBI. A assessoria de MALUF anunciou que vai recorrer. Cabe ainda recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça.
    
O ator RAUL CORTEZ, de 72 anos, que foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor na região do pâncreas e intestino delgado, passa bem e já está respirando sem a ajuda de aparelhos. A operação realizada no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, durou 15 horas e ocorreu sem complicações. CORTEZ precisou, no entanto, passar por radioterapia intra-operatória – tratamento complementar usado para eliminar possíveis células tumorais não vistas a olho nu.

Morreu ontem no final da noite a idosa que foi atacada por abelhas na cidade de LIMEIRA. APARECIDA BECKENFORFF, de 88 anos, foi atacada por um enxame de abelhas EUROPA quando regava plantas do quintal de sua casa, no JARDIM CAIEIRAS, na segunda-feira, dia 13. Ela esbarrou na colméia, que estava em uma caixa d´água e levou centenas de picadas.

A bebê THAIS DE SOUZA MORAES DE ARAÚJO, de cinco meses, seqüestrada no domingo, dia 12, em GUARULHOS, e resgatada de um ônibus na cidade baiana de POÇÕES, já está em casa. Ela e a mãe, JAQUELINE DE SOUZA MORAES DE ARAÚJO, de 25 anos, desembarcaram às 18:25 horas no Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS. A mulher que seqüestrou o bebê, PRISCILA FERNANDA DA SILVA FRANCISCO, de 19 anos, continua no Presídio Feminino de SALVADOR, mas deverá ser transferida para SÃO PAULO na semana que vem.

O corpo do empresário FERNANDO RIBEIRO MACEDO, de 67 anos, foi encontrado hoje de madrugada por policiais militares no porta-malas do carro dele, um ÔMEGA vermelho. O veículo estava abandonado no RECREIO DOS BANDEIRANTES, na zona oeste do RIO. O empresário foi agredido a pedradas na cabeça e enforcado com o cinto que usava. MACEDO era dono de uma lavanderia para prestação de serviços a um hospital público.

JOSÉ RENATO NALINI é, a partir de hoje, desembargador do Tribunal de Justiça. Ao lado de ARY CASAGRANDE, ele passa a integrar o grupo de 132 membros da mais importante corte de Justiça paulista. NALINI é ex-presidente do Tribunal de Alçada Criminal (TACRIM), de onde também veio CASAGRANDE. O atual presidente do TACRIM, EDUARDO PEREIRA SANTOS, os definiu como “dois grandes juristas, os últimos presentes que o TACRIM oferece ao TJ”. No próximo ano, os tribunais de Alçada serão extintos. Com a promoção, NALINI, que se dedicou nos últimos anos à administração, voltará a julgar, inicialmente em uma câmara de direito privado. Uma de suas propostas é descentralizar a Justiça.

REVISTA a decisão de invalidar a liminar que impede o desmatamento de uma das poucas regiões remanescentes de floresta com araucária, em torno da usina hidrelétrica de BARRA GRANDE, em PORTO ALEGRE (RS).

CONDENADO o advogado do traficante FERNANDINHO BEIRA-MAR, PEDRINI CUZZUOL, a oito anos, três meses e dez dias de prisão em regime fechado, por associação com o tráfico, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, no RIO DE JANEIRO.
 
Circula desde hoje pela internet uma gravação em áudio na qual uma voz identificada como sendo do terrorista saudita OSAMA BIN LADEN saúda os realizadores do atentado contra o consulado dos EUA, em JEDÁ, na ARÁBIA SAUDITA, ocorrido no dia 6 de dezembro. Os EUA fizeram hoje um alerta a todos os cidadãos americanos que vivem no KUWAIT para a possibilidade de um ataque terrorista contra alvos ocidentais no país.

A cantora BRITNEY SPEARS e a socialite PARIS HILTON foram eleitas, pela revista STAR, como as celebridades mais “malas” do ano. Na FLÓRIDA, ESTADOS UNIDOS.

16 DE DEZEMBRO DE 2005  :   -    SEXTA-FEIRA
Depois dos preparativos para essa ENTREVISTA COLETIVA marcada na OAB/SP, no horário das 10 horas, bem como enfrentando os inimigos de última hora, causando grande desgaste para o advogado ROMAGNOLI, vamos agora para a sua realização.
Saio cedo de casa e, antes das 9 horas, estou reunido com o presidente da Comissão do Resgate da Memória da OAB/SP, doutor FÁBIO TROMBETTI, presidente GINO STRUFFALDI, doutor ROMAGNOLI, doutora JANAÍNA e outras pessoas daquela Casa. O doutor TROMBETTI está explicando as investidas de ROBERTO DUAILIBI, defensor da família CUTAIT no episódio do TÚNEL. Outro episódio triste é a intervenção da FIESP, negando o apoio dado à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, numa solenidade na BASE AÉREA DE SÃO PAULO (o presidente PAULO SCAFF ofereceu ajuda à Sociedade, em palavras informais ao GINO). Enfim, é a luta do BEM x MAL, tão comum em batalhas desse tipo. Vamos receber: doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO; professora EDIMARA DE LIMA, Coordenadora Científica SABER/SIECESP; ANTÔNIO AUGUSTO DA ROCHA FROTA, advogado; CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES; JORGE NAGADO, advogado; WÁLTER DE OLIVEIRA LIMA TEIXEIRA, advogado: LUIZ CORRÊA SALLES, advogado; CORINA TONANNI; MARIA DE LOURDES GARCIA; LYGIA NACLÉRIO HOMEM; vereador AURÉLIO NOMURA; ALBERTO TREVISOLI; ROBERVAL SERPA; GERALDO RÚBIO; CARLOS EDUARDO MARQUES; PAULA COX ROLIM; deputado CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES; MILTON CHAVES MIRANDA; VIVIANO FERRANTINI; ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA; FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial; GILENO BARBOSA DOS SANTOS; ALEXANDRE BARBOSA DOS SANTOS; TENENTE PM Ref RENATO LOPES; MARIA ANTONIA CIVITA; MARIA NEUSA DE OLIVEIRA; ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM; CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA; CORONELL PM Res RICARDO JACOB e muitos outros convidados.
A imprensa está presente. Repórteres de “O ESTADO”, da tv CULTURA, da BANDEIRANTES, entrevistam o presidente GINO, bem como o deputado estadual ADRIANO DIOGO, que “se fez” convidar para a entrevista, a fim de defender o seu projeto-de-lei que redundou na malfadada troca do nome do túnel.
J.B. DE OLIVEIRA é o mestre de cerimônias. A mesa de trabalhos é constituída, sob a presidência do doutor FÁBIO TROMBETTI. Fazem parte dela: GINO STRUFFALDI, NELLY CANDEIAS, DEPUTADO UBIRATAN GUIMARÃES, DEPUTADO ADRIANO DIOGO, VEREADOR AURÉLIO NOMURA, doutora CÉLIA MARCONDES. A ENTREVISTA COLETIVA é aberta com as palavras do doutor TROMBETTI, que explica muita bem a finalidade da mesma. Sofremos com as palavras nada dignificantes à nossa COMISSÃO “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”, tentando justificar o erro histórico cometido. UBIRATAN GUIMARÃES defende a nossa causa. Depois disso, tanto ele como ADRIANO DIOGO deixam a Casa. Fala também o vereador AURÉLIO NOMURA, autor do projeto que propõe o retorno do nome oficial do túnel; a doutora CÉLIA MARCONDES e o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. A última palavra é a de GINO STRUFFALDI. Com isso parece que nossa mensagem na defesa do TÚNEL NOVE DE JULHO está consagrada.  
Conversas paralelas acontecem até quase 13 horas. A afirmação de que essa entrevista coletiva foi produtiva ou não somente poderemos ter nos próximos dias. A luta ainda não terminou. Dou a idéia de se fazer uma concentração na “boca” do túnel no dia do aniversário da cidade de SÃO PAULO, dia 25 de janeiro de 2006.

Cansado, procuro ainda acertar alguns programas em pendência no MMDS. Esses dias atribulados têm permitido um desenvolvimento maior por parte dos membros do MMDS: MARIO MARGARIDO e CARMELO. São assessorados pelo VICTÓRIO, que cuida da parte administrativa. Mas, por volta das 14:30 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM está presente. Ele quer ser útil, mas não tem um desembaraço necessário para executar as tarefas que lhe cabem. Faz o possível, dentro de suas possibilidades. Está incumbido de “descobrir” documentos da época da fundação do Monumento-Mausoléu. Nosso vice-presidente, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, que cuidou das finanças nesses primeiros cinco meses da nova administração, revela que em 2006 passará tudo isso para o tesoureiro, CORONEL RICARDO JACOB. Também comparecem na Sociedade, já quase às 16 horas, são os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. Eles tiveram um excepcional desempenho nos preparativos da ENTREVISTA COLETIVA. Aliás, não é só nisso que eles se projetaram dentro do MMDC. Desde que para aqui vieram, já há alguns anos, têm sido os baluartes do reerguimento moral da nossa Sociedade, que estava em profunda decadência. ROMAGNOLI lê uma carta que mandou para o seu presidente da Comissão PRO RESGATE DA MEMÓRIA DA OAB/SP:
Percebo que estou no “prego” assim que tomo o ônibus EXPRESSO COCAIA. Chego a dormir durante quase toda a viagem. O congestionamento nessa época do ano, na VIA DUTRA e MARGINAL TIETÊ causa um grande atraso nas nossas viagens.

Depois da divulgação de duas pesquisas mostrando o pré-candidato tucano JOSÉ SERRA à frente da corrida presidencial, tanto no primeiro como no segundo turnos, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que “após meses gritando”, a oposição perderá fôlego até a eleição. No lançamento da pedra fundamental da REFINARIA ABREU E LIMA, em IPOJUCA, região metropolitana de RECIFE, LULA afirmou que, se entrar na disputa, será para ganhar. “Sei que nós teremos eleições em outubro, que no BRASIL o clima já é pré-eleitoral. A oposição já está na rua gritando há alguns meses. E eu acho que o fôlego vai terminando quando vai se aproximando da data das eleições”, discursou. Ao lado do presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ – a refinaria é resultado de uma parceria entre a PETROBRÁS e a PETRÓLEOS DE VENEZUELA S. A. (PSVSA) – LULA reiterou que vai decidir se disputará a reeleição “no momento certo”.

O ex-governador ORESTES QUÉRCIA (PMDB) se disse surpreso com a liderança apontada pela pesquisa DATAFOLHA na disputa pelo governo de SÃO PAULO, em 2006. Mas afirmou que seu desempenho deve-se à “sua força no Estado”, que governou de 1987 a 1991, mas também à rejeição contra PT e PSDB. QUÉRCIA diz que o nome do candidato a governador pelo PMDB só vai ser escolhido entre março e abril de 2006. Mas o deputado estadual e líder do PMDB na Assembléia, LUIZ FELIPE BALEIA ROSSI, que o acompanhava, foi mais direto: “Ele me disse que pensava em sair a deputado federal, mas com a pesquisa as coisas mudaram”. QUÉRCIA lidera a corrida ao governo de SÃO PAULO em seis cenários. No que tem mais vantagem, o peemedebista tem 33% de intenções de voto e a ex-prefeita MARTA SUPLICY 22%. Neste caso, o rival do PSDB seria o ex-ministro da Educação PAULO RENATO DE SOUZA, com 3%. No cenário mais equilibrado, QUÉRCIA, com 24%, aparece em empate técnico com o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, com 23%, à frente do senador ALOÍZIO MERCADANTE. 

Uma família arrasada. Depois da morte da estudante ANA ELISA TOLEDO, agora é a demora na liberação do corpo da brasileira assassinada nos EUA que está enlouquecendo os parentes da moça. A mãe, MARIA ELISA TOLEDO, não se conforma com a demora. “Ela quer poder ver a filha antes do enterro”, disse BIANCO GONÇALVES, primo da vítima. Hoje à tarde, BIANCO foi informado pelo ITAMARATY que o corpo de ANA ELISA só deve chegar ao BRASIL no dia 22, quinta-feira. O que está adiando a liberação do corpo e o seu transporte para o BRASIL são problemas burocráticos com documentos exigidos pelas autoridades americanas. “A família está arrasada. Vamos processar todos aqueles que estão aumentando o sofrimento da família além daquele já causado pelo crime”, disse o primo. ANA ELISA foi morta a facadas na terça-feira, em DENVER, no estado americano do COLORADO. O autor do crime foi o tcheco MARTIN NOVOTNY, o ex-namorado da brasileira.  

FALECEU o ator JOHN SPENCER,que completaria 59 anos neste mês, vítima de um ataque cardíaco, em LOS ANGELES. Ele era LEO McGARRY na série “THE WEST WING” (exibida pela WARNER), o dedicado chefe de gabinete do presidente JEB BARTLET (MARTIN SHEEEN). Por esse papel SPENCER ganhou o EMMY em 2002. Ele foi também o advogado TOMMY MULLANEY em L. A. LAW. 

2 006   :    -    SÁBADO         713562    84/    7418154/
Apesar de a correria nas cidades já ter começado a algum tempo, hoje é o dia em que o clima de NATAL chega para valer. Vai ao ar na GLOBO, logo após a novela “PÁGINAS DA VIDA”, o tradicional especial de fim de ano do cantor ROBERTO CARLOS, que acontece desde 1974 quase que ininterruptamente: só não foi exibido em 1999, em decorrência da morte de MARIA RITA, sua mulher.
Mesmo tradicional e com repertório repleto dos maiores sucessos da carreira, o programa costuma surpreender os telespectadores. No programa, que foi gravado no dia 5 de dezembro, no RIO, o REI divide o microfone com o funkeiro no hit “ELA SÓ PENSA EM BEIJAR”, com direito a arranjos da orquestra do maestro EDUARDO LAGES, que acompanha ROBERTO há muitos anos.   
A parceria deu certo e deixou o REI satisfeito. “É uma poesia um pouco diferente do que se vê nesse ritmo, e eu não estou dizendo que as outras letras não sejam boas. A gente se diverte, eu gosto de muita coisa do funk”, diz ROBERTO, que pediu para o artista acompanhá-lo a um baile. “Mas tem de ser um de verdade, não pode ser de loja”.
Já os parceiros de longa data, ERASMO CARLOS e WANDERLÉA, relembraram os muitos encontros com ROBERTO. “Revimos cenas de outros especiais em que participamos e depois cantamos “AMIGO”, conta a “TERNURINHA”. O trio interpretou ainda “NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE”, “EU ESTOU APAIXONADO POR VOCÊ”, “SPLISH SPLASH” e “NEGRO GATO”. “As gravações com o ROBERTO sempre são especiais. Neste ano, relembrando momentos passados e felizes, foi mais especial ainda”, revela a loira.
Por causa do TOC (transtorno obsessivo compulsivo), “NEGRO GATO” havia sido banida do repertório do cantor. Mas, há anos em tratamento, ROBERTO, ao apresentar a música, mostrou que está evoluindo. “Eu melhorei bastante, mas isso não quer dizer que eu tenha recebido alta. Canto “NEGRO GATO”, mas “se o bem e o mal existem” eu ainda não consegui superar. Pensei muito, achei que esse ano fosse falar “se o bem e o mal existem”, mas acabei não dizendo na música”. Mas já consigo dizer em uma entrevista”, brinca ROBERTO.
O REI se derreteu ao falar de outra parceria do especial, com MARISA MONTE. “Faz tempo que eu queria cantar com ela, que é uma pessoa maravilhosa, amável, além de ser uma ótima cantora. Foi muito prazeroso dividir o palco com ela”, disse. Eles fazem dueto em “AMOR, I LOVE YOU” e “EU TE AMO, EU TE AMO, EU TE AMO”, ambas sucessos de MARISA. Logo após, JORGE BENJOR subiu ao palco e cantou “MARAVILHA” e “TAJ MAHAL”, com ROBERTO. “Eu adorei cantar com orquestra, ainda por cima ao lado do ROBERTO. Amei, foi uma experiência maravilhosa”, disse.
“Esses encontros me fizeram muito bem, tanto com o JORGE, quanto com a MARISA. O JORGE é meu compadre, não nos encontrávamos há anos. Foi uma felicidade revê-lo. Posso dizer que este foi um programa de muita alegria”, disse ROBERTO durante o lançamento do CD e do novo DVD “DUETOS”, que relembra algumas das melhores parcerias que foram ao ar nos especiais do REI na GLOBO. Outra surpresa no repertório do programa foi a canção em espanhol “INSENSATEZ”, versão da música de TOM JOBIM e VINÍCIUS DE MORAES, lançada em 1997 no álbum “CANCIONES QUE AMO”.
No final do show, ROBERTO apresentou “É PRECISO SABER VIVER”, “LUZ DIVINA” e como já é tradição, fechou o espetáculo com “JESUS CRISTO”, enquanto fez uma homenagem à ex-mulher ,AROA RITA, que aparecia em imagens no telão. Na despedida, encheu os braços com rosas vermelhas, beijou e entregou, uma a uma, para as sortudas que estavam perto do palco, como faz todos os anos.

Este é um sábado em que procuro consertar todo o meu arquivo atrasado da semana que passou. Recebo um telefonema do GINO. Diz ele que já está bem melhor da pneumonia dupla. Teima em querer ir no jantar de segunda-feira. Não se esqueceu da Sociedade e faz várias perguntas sobre os acontecimentos da semana, inclusive reportando uma conversa que teve com o GENERAL BUENO que disse que assim que JOSÉ SERRA assumir o decreto de setembro será modificado e teremos grandes novidades na área do restauro do Monumento Mausoléu.
MARLENE foi ajudar a família do PEDRO a aprontar os comestíveis para um casamento que acontecerá amanhã, com cerca de 200 pessoas. LUCINDA desdobra-se nos afazeres de casa, sem o auxílio da filha.

O dia de DIEGO HYPÓLITO foi perfeito. Além de conquistar o bicampeonato na prova de solo da SUPER FINAL DA COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA, conseguiu executar pela primeira vez em uma competição oficial o duplo mortal com dupla pirueta, movimento inédito que vai ganhar o seu nome. “Dedico este salto, o HYPÓLITO, ao meu treinador, RENATO ARAÚJO”, disse o ginasta. Os desafios de DIEGO, que passa a ser o segundo brasileiro a dar nome a um movimento da ginástica (a primeira foi DAIANE DOS SANTOS, com o salto “DOS SANTOS”) não eram pequenos. Ele foi o primeiro a se apresentar. Portanto, teve de aguardar todos os adversários subirem ao tablado do Ginásio do IBIRAPUERA antes de garantir a vitória. Também precisou superar o trauma da contusão no tornozelo que sofreu na última vez que competiu em SÃO PAULO.
O dia também foi ótimo para a ginástica feminina. LAÍS SOUZA ficou com a medalha de prata na prova do salto. Conseguiu nota 15,112, ficando atrás da favorita, a chinesa FEI CHENG, que conseguiu 15,600 com sua apresentação. Nas barras paralelas assimétricas, DANIELE HYPÓLITO ficou em sexto lugar e DAIANE em sétimo. A vitória foi da inglesa ELISABETH TWEDDLE. 

Um assalto à residência de um médico terminou com um policial militar morto na região do MORUMBI, bairro nobre da zona oeste da Capital. O crime aconteceu na Rua CARLOS CYRILLO JÚNIOR, a poucos metros do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Três criminosos fugiram levando jóias, eletroeletrônicos e outros pertences da família do medido. O PM JÂNIO RIBEIRO LOPES, de 25 anos, que trabalha no Regimento de Polícia Montada “9 DE JULHO”, morreu com um tiro no peito ao tentar impedir a fuga do trio.
Os assaltantes invadiram a casa e dominaram os moradores, que estariam saindo da residência ontem à noite. Os criminosos teriam chegado num CORSA, que foi encontrado em frente à casa do médico. O PM LOPES estaria passando pelo local e viu os ladrões deixando o imóvel. Mas, de acordo com testemunhas, o soldado e um outro policial estariam “fazendo bico” como seguranças e tentaram impedir o assalto.

A ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, da 6 ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, concedeu liminar na noite de ontem suspendendo a ordem de prisão contra o jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES, de 69 anos, condenado pelo assassinato da ex-namorada, a também jornalista SANDRA GOMIDE. A 10 ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo havia determinado, na última quarta-feira, dia 13, que PIMENTA NEVES fosse preso. Desde então, ele estava foragido.
Antes de ter a prisão revogada, PIMENTA NEVES chegou a ser incluído da lista dos mais procurados pela Polícia Civil de São Paulo, que pôs sua ficha junto com a de outros 56 fugitivos em sua página na internet. Para a defesa do jornalista, não havia necessidade da prisão, uma vez que a condenação imposta a ele pelo Tribunal do Júri foi mantida e nem teria sido especificada a razão para fundamentar o pedido.
ILANA MÜLLER, advogada do assassino, alegou também que o tribunal de São Paulo desprezou preceitos constitucionais, o que caracterizou constrangimento ilegal por ser uma afronta à decisão do STF, que assegurou a PIMENTA NEVES responder ao processo em liberdade.

“Se não pude deixar de ser ridículo, pelo menos tentei ser divertido”, diz o governador CLÁUDIO LEMBO, enquanto acompanha um visitante até a saída do gabinete no Palácio dos Bandeirantes, que a partir de 1º de janeiro será ocupado por JOSÉ SERRA. Aos 72 anos de idade, escalado para ser uma nota de rodapé da gestão de GERALDO ALCKMIN, CLÁUDIO LEMBO transformou um mandato-tampão de nove meses – “uma coisa absolutamente ridícula”, como define – numa gestão transparente.
“Fiz uma administração que não guardava segredos: os problemas surgiam, eu tomava providências e informava à população.” E era fácil agir assim? “Para mim era fácil”, responde. Divertido com a chance de apontar o lado bom de uma situação ruim. LEMBO esclarece:”Todo governante tem em mente um cargo para ocupar no futuro e por isso tem medo de dizer a verdade, que é amarga e agride as esperanças da sociedade. Mas eu não tenho futuro nessa posição e posso dizer tudo sem receio”. 

Na pré-estréia de “O CAVALEIRO DIDI E A PRINCESA LILI”, novo filme de RENATO ARAGÃO, nesta tarde, na porta da casa aonde aconteceu a festa, em JACAREPAGUÁ, o repórter VESGO divertia os convidados de ZECA PAGODINHO tentando fazê-lo experimentar várias marcas de cerveja. Não conseguiu. Já RENATO ARAGÃO topou brincar de duelo de espadas e aproveitou um descuido de VESGO para deixá-lo de cueca. Acostumado a fazer brincadeiras ousadas, RODRIGO SCARPA, o repórter VESGO, do PÂNICO NA TV, fez rir ontem durante a festa de casamento de ZECA PAGODINHO. À noite, o repórter circulou com KARINA BACCHI no show de IVETE SANGALO.  

O presidente cubano FIDEL CASTRO manteve nesta semana suas conversas telefônicas com o aliado venezuelano HUGO CHÁVEZ e com governadores locais, numa tentativa de acabar com os rumores sobre a piora no seu estado de saúde. De acordo com CHÁVEZ, o cubano não tem câncer, mas está “numa batalha contra uma doença grave”. FIDEL foi operado em julho por causa de uma hemorragia no intestino.

O PAPA BENTO XVI assinou hoje vários decretos, entre eles o que reconhece as virtudes heróicas de vários religiosos e o martírio do sacerdote espanhol MANUEL GÓMEZ GONZÁLEZ e do laico brasileiro ADÍLIO DARONCH. Eles foram assassinados por ódio à fé, em 1924, no BRASIL. O Pontífice também assinou decretos para os setenta religiosos vítimas da GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936/1939). Para o BRASIL, o PAPA BENTO XVI declara neste sábado o reconhecimento do segundo milagre que proporciona a canonização de FREI GALVÃO.
ANTÔNIO DE SANT´ANNA GALVÃO, nasceu em GUARATINGUETÁ, no dia 10 de maio de 1739. Filho de imigrantes portugueses, tinha como nome de batismo ANTÔNIO DE GALVÃO DE FRANÇA. A princípio, queria ser jesuíta, mas se tornou franciscano. Ganhou o nome SANT´ANNA, devido à sua devoção à SANTA ANA. Em SÃO PAULO, dedicou-se à oração, a intenso trabalho, à pregação, às missões populares e à caridade. Desempenhou vários cargos de responsabilidade na sua comunidade religiosa. Não media esforços para ajudar as pessoas a se aproximarem de DEUS. Essas ações foram lembradas pelo PAPA, que elogiou a imensa caridade de FREI GALVÃO por servir o povo sempre quando solicitado. BENTO XVI também convocou os fiéis a renovar com profunda humildade, a fé, como fazia o agora SANTO ANTÔNIO SANT´ANNA GALVÃO.
“Declaramos e definimos como santo o beato ANTÔNIO DE SANT´ANNA GALVÃO. O inscrevemos na lista dos santos e estabelecemos que em toda a igreja ele seja devotadamente honrado entre os santos”. Com estas palavras, o PAPA BENTO XVI oficializou na sexta-feira, dia 11 de maio de 2007, a canonização do primeiro santo brasileiro. Em seguida, subiram ao altar SANDRA GROSSI e o filho ENZO, cujo nascimento foi reconhecido como milagre pelo VATICANO, além de padres com relíquias do santo. A cerimônia foi realizada no CAMPO DE MARTE, diante de um público estimado em mais de 1,2 milhão de fiéis, cerca de 400 familiares e de representantes de diversas religiões.
Uma das grandes obras da vida do santo foi a construção do MOSTEIRO DA LUZ (onde está enterrado), entre 1774 e 1802. Mesmo sem conhecimentos arquitetônicos, o religioso fez o papel de projetista e engenheiro, além de atuar como mestre-de-obras e pedreiro. Ele ainda fundou o convento de SANTA CLARA, em SOROCABA.
Apesar de ainda em vida ter sido considerado um santo, FREI GALVÃO teve a fama de sua santidade divulgada depois da morte, ocorrida em 23 de dezembro de 1822. Contudo, por vários motivos, somente em 1934 iniciou-se uma coleta de assinaturas de seus devotos em vista de sua beatificação.
Somente 59 anos depois ele foi beatificado, quando foi constatado que a menina DANIELA CRISTINA DA SILVA, então com 4 anos, internada com insuficiência hepática e que sofrera parada cardiorrespiratória, havia sido curada após amigos e familiares pedirem em novena a intercessão do FREI GALVÃO. A cerimônia de beatificação foi realizada pelo PAPA JOÃO PAULO II, no dia 8 de abril de 1997.  
Dois anos depois, a dona de casa SANDRA GROSSI, grávida pela quarta vez e com problemas de formação de útero e já desenganada pelos médicos, toma as pílulas de papel do FREI GALVÃO. Ela e o filho recém-nascido, ENZO, hoje com sete anos (data da canonização de SANTO ANTÔNIO DE SANT´ANNA GALVÃO) nasceu com problemas respiratórios, mas no dia seguinte ao parto já não apresentava mais qualquer seqüela. Esse segundo milagre, que proporcionou o pedido de canonização, foi reconhecido pelo PAPA BENTO XVI, em 16 de dezembro de 2006.

Cinqüenta e três corpos – todos de homens – foram encontrados hoje pela polícia, em vários bairros de BAGDÁ. Outras onze pessoas morreram em atos de violência em todo o IRAQUE. Quinze dos 53 corpos estavam no mesmo lugar, em GAZALIYAH. Uma das vítimas foi identificada como sendo a de um coronel do exército. Todos os homens apresentavam indícios de terem sido assassinados neste sábado.
 
Assisto o DVD emprestado pelo “FUSQUINHA”, pedreiro que está trabalhando no salão onde o PAULO CÉSAR irá trabalhar futuramente “16 QUADRAS”, com BRUCE WILLIS, MOS DEF, DAVID MORSE. Tudo que ele queria era retornar à sua casa e tomar tranqüilamente uma cerveja. Justamente no final de seu serviço, o inspetor JACK MOSLEY se viu confiado a uma pequena missão. Deveria escoltar EDDIE BUNKER até o Palácio da Justiça, onde duas horas mais tarde, testemunharia um caso de morte. O trajeto deveria tomar dez minutos, o tempo necessário de atravessar dezesseis quadras de casa, mas tudo vai acontecer nesse intervalo de tempo quando seis policiais, colegas de MOSLEY, precisavam calar a testemunha, pois estavam envolvidos nessa ocorrência, onde mataram a pessoa e EDDIE sabia disso. Mas MOSLEY resolve defender EDDIE, enfrentando seus companheiros de profissão.

2 007     :      -      DOMINGO
Dentro da tranqüilidade do domingo procuro ler os jornais e revistas. A VEJA SÃO PAULO, nº 50/07, traz quinze expoentes do ano. Entre eles está o CAPITÃO PM VALDIR PAIXÃO, do CORPO DE BOMBEIROS. A tragédia com o avião da TAM e o desmoronamento das obras do metrô mostraram a importância do trabalho do nosso maior especialista em resgate dentro de estruturas em colapso.
No computador, procuro transportar para um CDRw alguns arquivos que deverão ser colocados no computador da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Isso me ocupa praticamente a manhã.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA desautorizou hoje o ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, que em entrevista ao jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” defendera a criação de um imposto nos moldes da CPMF para financiar a área de saúde. “Ele vai ter de me convencer da necessidade disso”, afirmou LULA, ao participar em BRASÍLIA do segundo turno das eleições internas do PT. “Eu vou decidir se vamos ou não vamos, se precisamos ou não precisamos. Eu quero ver todas as contas”. O presidente reafirmou a intenção de reagir com cautela ao fim da CPMF, cuja prorrogação foi rejeitada pelo Senado.

Desmaiou o ministro da Justiça, TARSO GENRO, durante um discurso do presidente da BOLÍVIA, EVO MORALES. O ministro, que fazia parte da comitiva do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, foi socorrido pela presidente do CHILE, MICHELLE BACHELET, que é médica. A causa do mal-estar foi o ar rarefeito da capital boliviana, localizada a 3.600 metros de altitude. Os demais membros da comitiva oficial evitaram o desconforto bebendo chá de coca. Em LA PAZ.

Seis policiais militares foram presos em flagrante, acusados de torturar até a morte um adolescente de 15 anos que teria roubado uma motocicleta na cidade de BAURU. O episódio aconteceu no sábado e provocou revolta de moradores vizinhos do rapaz. Houve protesto e quebra-quebra na cidade. A agressão ocorreu na própria casa do adolescente CARLOS RODRIGUES JÚNIOR, no bairro MARY DOTA, na zona leste de BAURU. A polícia investiga se as lesões provocadas no rapaz teriam sido causadas por queimaduras decorrentes de choques elétricos, segundo o TENENTE-CORONEL PM JOSÉ HUMBERTO NARDO, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Segundo ele, CARLOS havia assaltado um motorista de mototáxi, com um revólver calibre 38. O rapaz teria então levado a moto HONDA da vítima para a garagem de sua casa, na RUA JOSÉ BUENO CIACA, 131. A PM disse ter recebido denúncia anônima sobre a localização do veículo, e os seis PMs foram para o local por volta das 4:30 horas do dia 15 (sábado).
A motocicleta roubada foi apreendida na garagem, e os policiais disseram ter encontrado também 300 gramas de maconha. “Os policiais se excederam na abordagem, o rapaz começou a passar mal e foi levado para o Pronto-Socorro Municipal, onde entrou em óbito, disse o comandante NARDO.

Revolta e inconformismo marcaram o enterro do lutador de jiu-jitsu RYAN GRACIE, de 33 anos, hoje, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, RIO. Familiares acusaram o psiquiatra SABINO FERREIRA DE FARIAS NETO de causar a morte do lutador e de pedir dinheiro para subornar policiais do 91º DP (CEAGESP), onde RYAN estava detido e morreu na madrugada do dia 15, sábado.    
Segundo a irmã de RYAN, FLÁVIA GRACIE, ele estava melhor quando foi ao IML fazer exame de corpo de delito. Porém, o médico aplicou os medicamentos no lutador. “Eu falei que aquilo podia fazer mal, mas ele encheu meu irmão de remédio. Falou que era para ele não ficar nervoso, mas o matou. Depois, veio me pedir desculpas, mas eu não aceitei. Perguntei se ia trazer o RYAN de volta”, disse, acrescentando que processará o médico.  

O bispo de BARRA, d. LUIZ CAPPIO, que está há 20 dias sem se alimentar, negou pedido feito pelo representante do VATICANO, na semana passada, para que encerrasse a greve de fome em protesto contra a transposição do RIO SÃO FRANCISCO.
Consideravelmente abatido e debilitado, frei CAPPIO recebeu na semana passada uma carta assinada pelo CARDEAL GIOVANNI BATTISTA RÉ, prefeito da Sagrada Congregação para os Bispos, que escolhe os bispos no mundo todo. Nela, o representante do VATICANO demonstra preocupação em relação à vida do frei CAPPIO e pede que ele se resguarde.

Com uma atuação de gala de KAKÁ, o MILAN venceu hoje o BOCA JUNIORS por 4 a 2, em YOKOHAMA, e conquistou o título do MUNDIAL DE CLUBES. O rubro-negro de MILÃO passa agora a ser o único clube tetracampeão do mundo.
KAKÁ fez um gol e deu passeis para outros dois, ambos de INZAGHI. E a vitória teve gosto de vingança para os italianos, que, em 2003, foram derrotados nos pênaltis pelo BOCA na final do MUNDIAL INTERCLUBES (ainda sem a organização da FIFA).

A epidemia do ÉBOLA tornou UGANDA refém do medo. O assombro é tamanho, que até mesmo os padrões de sociabilidade já estão sendo afetados. O presidente do país, YOWERI MUSEVENI, pediu à população que evite apertar as mãos e também aglomerações em público. Os vendedores dos mercados estão usando luvas e até mesmo os padres da Igreja Católica não estão mais fazendo a comunhão.

Ataque proporcionado por aviões de combate turcos bombardearam, hoje pela madrugada, aldeias ao norte do IRAQUE, matando sete pessoas e obrigando centenas de moradores a fugirem de suas casas. Em ANCARA, o chefe do Estado Maior turco, GENERAL YASAR BUYUKANIT, informou que os ataques contaram com apoio militar dos EUA e tiveram como alvo postos de combate do ilegal Partido dos Trabalhadores do CURDISTÃO. 

2 008    :      -     TERÇA-FEIRA
REUNIÃO PLENÁRIA da Comissão Estadual de Polícia Comunitária no Salão de Conferências do QCG- PRAÇA FERNANDO PRESTES, 115, às 10 horas. O Presidente dessa Comissão é o CORONEL PM AILTON ARAÚJO BRANDÃO.
Não compareço nesse evento. Tenho um compromisso de me encontrar com GIANNOCCARO e LUIGI, por volta do meio-dia, no saguão da COPMIL.
LUCINDA levanta às 4:30 horas. Não suporta mais ficar na cama. Também levanto cedo nesta terça-feira. Adianto bem a minha rotina, inclusive lendo as últimas mensagens recebidas pelo correio eletrônico, uma delas do GINO STRUFFALDI.
16DEZEMBRO2008 - MENSAGEM DO GINO
                   Prezado Cel. Ventura.- Obrigado pelas informações. Ontem estive na Loja Roma e o Dr. David me confirmou que a Loja oferecerá a Comenda Roma ao Senhor, ao Cel. Mendes e ao Cel. Paes de Lira.- Isso na cerimônia dos 120 anos, em 14 de fevereiro.- Estou esperando hora decente pata telefonar para o Gen. Bueno para saber se é hoje o dia do reservista e qual o horário. Caso seja de manhã irei lá, e aproveitarei para falar com o Gen. Barreto a respeito do convite feito ao Gen. Esper sobre a mesma Comenda.- Quanto à correspondência, vou ver um jeito de ir lá na Sociedade. Ou então o Senhor poderia fazer o favor de abri-la e verificar seu conteudo- Abraços - Gino
Vou cedo para a cidade de SÃO PAULO. No metrô encontro um oficial que é associado da ORRPM, comunicando que ontem foi a missa de sétimo dia pela alma do CORONEL PM Ref CASTILHO. Não sabia de seu falecimento. Passo pela Sociedade. Pouco tempo permaneço no MMDC, pois, um pouco antes do meio-dia vou para a COOPMIL. Ali, com o CORONEL PM Ref NOGUEIRA, aguardamos a chegada do FRANCISCO GIANNOCCARO, GAETANO BRANCATI LUIGI e JOSÉ NASSIF, todos da Associação Comercial.
Almoçamos com o presidente CAPITÃO PM Ref HÉLIO CAMILLI e discutimos a data e o horário da entrega  do MARCO DA  PAZ para a COOPMIL. Será no dia 23 de dezembro, às 17 horas, na AORRPM. Em rápidas palavras o CAMILLI explica aos visitantes o que vem a ser a Cooperativa Militar, que possui 60 mil associados. O CAMILLI está na presidência desde 1994 e dinamizou a cooperativa, que, antes, funcionava numa sala da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP.
Outros diretores almoçam conosco, inclusive o filho do CAMILLI, TENENTE-CORONEL PM HUDSON CAMILLI, que trabalha em CAMPINAS. GIANNOCCARO demonstra estar surpreendido pela pujança da Cooperativa. Ele não tinha idéia do que essa organização representa para a Polícia Militar.
Após despedir deles, retorno à Sociedade.
Através contato telefônico, MÁRIO MARGARIDO comunica que não conseguiu patrocínio para a execução da operação contra roubo de cargas e está adiando a mesma para 2009. Também converso com COLOMBO, que fala de seu emprego na UNIFESP (DIADEMA). Alguns telefonemas e pessoas que vêm pagar suas mensalidades demonstram a precariedade da Sociedade sem a funcionária MARINEI, que se encontra em gozo de férias.
Começa a chover no centro da cidade. Recebo um telefonema do PAULO BOMFIM. Queria ele que a nossa funcionária fosse receber os atrasados que pretende pagar. Acontece que isso somente será feito em janeiro. Ainda atendo um telefonema de uma pessoa interessada em saber se um filho solteiro de um ex-combatente falecido tem direito à Pensão Especial. Já estou deixando o MMDC quando surge a jornalista DANILA, da editora ABRIL. Quer nomes de ex-combatentes para serem entrevistados.
Chego tarde em casa. A chuva deixa o trânsito moroso. Recebo um telefonema do empreiteiro DJALMA. Quer ele a chave da Sociedade porque a engenheira responsável pela reforma já assinou a documentação permitindo o início das obras. Como o DJALMA também mora em GUARULHOS, fica fácil ele vir receber a chave aqui em casa. É o que acontece por volta das 19:45 horas. Tenho mais uma mensagem do GINO:
16DEZEMBRO2008 – 23:30 HORAS – MENSAGEM DO GINO
Prezado Cel. Ventura.- Já estava preocupado com a correspondência e tinha resolvido ir amanhã até à Sociedade. Agora fiquei aliviado,=. Muito obrigado. Boa notícia também a respeito das obras na sede.- Quanto à ida ao Itaipu, foi bom lembrar-me, pois já tinha esquecido que é depois de amanhã.- Falarei amanhã com o Cel. Mendes e lhe darei informação.- Hoje fui ao QG, falei com o Cel. Moura, mas o Gen. Barreto não estava, e o Cel. Moura sugeriu que eu voltasse lá em janeiro.- O David confirmou a Comenda Roma para o Senhor, o Cel. Mendes e o Cel. Paes de Lira, no dia 14 de fevereiro,- Manterei contato consigo.- Abraços - Gino

Um dos ícones da rede hoteleira paulistana, o OTHON CLASSIC, no centro velho de SÃO PAULO, fechou suas portas após 54 anos de atividade. O hotel, um dos quatro-estrelas mais badalados da cidade, acabou sendo vítima da debandada dos hóspedes para unidades na região das Avenidas PAULISTA e ENGENHEIRO LUÍS CARLOS BERRINI. Agora, a torre de 25 andares vizinha à PRAÇA DO PATRIARCA e ao EDIFÍCIO MATARAZZO, sede da Prefeitura, será colocada à venda por cerca de 25 milhões de reais. “A localização é privilegiada, tem um bom apelo comercial”, disse ÁLVARO BRITO BEZERRA DE MELLO, presidente da Rede OTHON NO BRASIL e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
A agonia do OTHON CLASSIC se intensificou nesta década. Pra procurar salvá-lo, o escritório central, no RIO, tentou de tudo: baixou o padrão, reduziu as tarifas e, por fim, passou a funcionar com apenas metade de seus 260 apartamentos.
A história do OTHON CLASSIC está intimamente ligada à cidade. Inaugurado em 1954 durante as festas do IV CENTENÁRIO, abrigava no último andar um dos mais luxuosos restaurantes da capital, o CHALET SUISSE, com vista deslumbrante para o VALE DO ANHANGABAÚ. A última vez em que o lobby do hotel ficou cheio foi durante o GRANDE PRÊMIO BRASIL de Fórmula 1 deste ano, realizado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. As portas do número 190 da Rua LÍBERO BADARÓ foram definitivamente fechadas na segunda-feira seguinte à corrida, dia 3 de novembro.
Depois de 30 anos, instalado no número 165 da Avenida IPIRANGA, em outubro de 2004, fechava suas portas o HILTON HOTEL. O prédio permanece vazio. Chegou a ser alugado no final do ano passado, por 670 mil reais mensais, ao Tribunal de Justiça de São Paulo, mas o contrato foi temporariamente “suspenso” por divergência entre as partes. Em maio de 2004 fechou suas portas o CAESAR PARK, a unidade da Rua AUGUSTA, localizado a duas quadras da Avenida PAULISTA, depois de 27 anos de atividade. Até hoje não se sabe qual será o seu destino. Depois, em maio de 2008, o cinco-estrelas da Rua FREI CANECA, o CROWNE PLAZA, também foi vendido ao Ministério Público Federal por 42 milhões de reais. Não há prazo para desocupação do imóvel.      

Por um período de 12 horas, das 16 horas da segunda-feira, dia 16, às 4 horas de hoje, as estações meteorológicas da EPAGRI/CIRAM registraram 182 milímetros de chuva na GRANDE FLORIANÓPOLIS, praticamente o volume previsto para o mês de dezembro. A precipitação causou inúmeros alagamentos e até deslizamentos. Em SÃO JOSÉ, município próximo de FLORIANÓPOLIS e um dos mais atingidos pela chuva, o acumulado foi de 179 milímetros – mais que a média mensal, de 172.
A exemplo do que ocorreu em SANTA CATARINA, onde voluntários e soldados do Exército foram flagrados roubando produtos doados às vítimas das enchentes naquele Estado, em SÃO PAULO, quatro funcionários da Defesa Civil da Prefeitura foram pegos em flagrante furtando alimentos que seriam encaminhados ao Sul. Em SANTA CATARINA, os dez soldados e um sargento flagrados, em vídeo, furtando donativos deverão ser julgados por crime militar. A informação é do GENERAL MANOEL LUIZ NARVAZ PAFLADACHE, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de SANTA CATARINA.

A única intenção da menina DANIELE MARIA ANNATER, de 5 anos, era brincar com o casaco de couro e pele antes de a mãe colocá-lo com o monte de roupas que seria repassado a outros necessitados. A família, abrigada depois de perder tudo na localidade de ALTO BAÚ, no município de GASPAR, durante a tragédia que atingiu o VALE DO ITAJAÍ, recebeu doações de vários locais do Estado, mas nenhuma com tamanha surpresa. Na manga do casaco, a menina encontrou 20 mil reais que, infelizmente, não faziam parte dos donativos. “Se o dinheiro fosse entregue nas minhas mãos, teria aceitado com certeza, pois agora precisamos. Mas é uma questão de criação, fui educado assim e estou com a consciência limpa”, contou o avô da menina, DANIEL MANOEL DA SILVA, de 58 anos, explicando o motivo de ter devolvido o dinheiro para o doador da cidade de CONCÓRDIA, no oeste do Estado. Assim que pegou o dinheiro, SILVA foi atrás do doador para tentar devolver. Foi então que descobriu que a roupa veio em uma doação especial. A família do namorado de uma sobrinha, que mora em BLUMENAU, soube da história da futura parente e, sensibilizada, montou uma remessa com roupas e alimentos. O dinheiro, no entanto, não estava incluído no pacote. SILVA e o rapaz se encontraram no dia 30 de novembro para a devolução. O agricultor fez questão de entregar a roupa pessoalmente. Em gratidão pela honestidade, o agricultor do ALTO BAÚ foi presenteado com um mil reais.

Pela nona vez em pouco mais de um ano, o menino R.F.A., de 12 anos, foi parar em uma delegacia. Ontem à noite, ele e outros três menores, de 13, 16 e 17 anos, acabaram detidos dentro de um SANTANA marrom que havia sido furtado em DIADEMA, no ABC, na última sexta-feira, dia 12. Agora R.F.A. não estava ao volante do veículo, mas teria oferecido mil reais para que dois soldados da PM liberassem a turma toda.

A polícia identificou um adolescente de 14 anos como o assaltante que matou a médica ginecologista NADIR OYAKAWA, de 53 anos, na noite da última sexta-feira, no RIO PEQUENO, zona oeste da capital. Uma sobrinha da vítima, que presenciou o crime, reconheceu o rapaz ao observar uma foto dele. O suspeito teria agido com outros dois parceiros, de 13 e 21 anos. Todos moram na favela do SAPÉ, próxima ao local, e estão foragidos.       

A Cúpula da América Latina e Caribe (CALC), evento inédito coordenado pelo governo LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, divulgará amanhã uma declaração especial de condenação ao embargo econômico imposto pelos EUA a CUBA, vigente desde fevereiro de 1962. Hoje, em brevíssima reunião, os líderes de 18 países latino-americanos que formam o GRUPO DO RIO decidiram pela inclusão de CUBA.
Horas antes, o presidente cubano, RAÚL CASTRO, havia lido um breve discurso na reunião do MERCOSUL, na condição de convidado especial da presidência brasileira do bloco. Embora tenham pouca repercussão prática, esses fatos somaram-se ao claro viés antiamericano dos quatro eventos de cúpula organizados e comandados desde hoje pelo BRASIL, que tiveram como principal estrela o irmão de FIDEL CASTRO.

No penúltimo dia de MADONNA no RIO, a rainha do pop resolveu fazer tudo o que tinha direito: reuniu famosos numa festa até as 5 horas de hoje, ficou de bate-papo com RODRIGO SANTORO e até beijou um modelo brasileiro. A maratona começou por volta das 21:30 horas quando MADONNA subiu no palco do MARACANÃ. Vestida com uma camisa da seleção brasileira personalizada (a cantora ganhou o mimo , com o seu nome, do governador do RIO, SÉRGIO CABRAL), e bastante despenteada, a diva abriu a braguilha da calça e despenteou lá. Depois do show, MADONNA seguiu para uma festa particular no hotel FASANO. Na verdade, o evento foi armado para ambientar um ensaio de MADONNA para a revista “W”. Famosos como LUCIANO HUCK, RONALDO e RODRIGO SANTORO, por exemplo, fizeram as vezes de coadjuvantes da diva, que posou para as lentes do craque STEVEN KLEIN. É dele a foto da capa do seu mais recente álbum, “HARD CANDY”. Tudo foi encenação, inclusive o beijo e os amassos que a cantora deu no modelo JESUS LUZ no meio da pista do bar LONTRA, no local. O que era farsa, no entanto, foi a conversinha de MADONNA ao pé do ouvido de SANTORO.  De seu jatinho, ela desembarca em CONGONHAS e segue até o hotel GRAND HYATT amanhã. À tarde, deve ir ao estádio do MARACANÃ “fazer reconhecimento de campo”, hábito que ela manteve nas outras apresentações da turnê.

O jornalista do IRAQUE que atirou seus sapatos no presidente americano foi ferido por autoridades iraquianas, segundo um de seus irmãos. MUNTAZER AL-ZAIDI teria tido ferimentos no rosto, um braço e algumas costelas quebradas e poderia ter tido até uma hemorragia interna e sido levado para um hospital. As afirmações foram feitas por DARGHAM AL-ZAIDI, irmão do repórter, que se tornou ídolo de milhares de árabes após quase acertado GEORGE W. BUSH e o chamado de “cachorro”.
ZAIDI teria recebido uma coronhada de fuzil no rosto. Uma versão do jornal britânico “THE INDEPENDENT” afirma que agentes de segurança do primeiro-ministro iraquiano, NURI AL-MALIKI, teriam sido vistos batendo no repórter.

Um menino de oito anos deu trabalho para o Corpo de Bombeiros de ISTAMBUL, principal cidade da TURQUIA, no último domingo. CIHAN SEVINC ficou trancado durante horas dentro de um cofre, quando brincava com alguns amigos. Como o dono do objeto, que estava exposto do lado de fora de uma loja, não estava no momento do acidente, os bombeiros tiveram que arrombar o objeto. CIHAN foi empurrado para dentro do cofre durante uma brincadeira e este se fechou. Depois de chegarem ao local e constatarem que o menino estava preso, os policiais procuraram pelo dono da loja de cofres, mas ele não foi localizado. Os bombeiros foram chamados para fazer o resgate. Uma multidão se formou ao redor deles para torcer pela salvação do menino, que ficou horas preso. Quando CIHAN foi resgatado, as pessoas que acompanhavam o drama da criança aplaudiram os bombeiros.  CIHAN foi encontrado sentado, com os dedos nos ouvidos, protegidos do barulho provocado pelas ferramentas que os bombeiros usaram para abrir o cofre. Ele saiu caminhando, com um pequeno ferimento num olho. 

2 009       :         -         QUARTA-FEIRA
O Comandante Interino do 3º Batalhão de Polícia de Choque, MAJOR PM SÉRGIO DE SOUZA MERLO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a cerimônia alusiva ao 34º aniversário do 3º Batalhão de Polícia de Choque.
Na oportunidade será inaugurado o retrato do CORONEL PM JOSÉ LUÍS MARTINS NAVARRO na galeria dos eternos comandantes do 3º BPChq.
16 de dezembro de 2009
17 horas
Quartel do 3º Batalhão de Polícia de Choque
Rua Amambaí, 09 – Vila Maria – São Paulo - SP
Sendo hoje véspera da reinauguração da sede da Sociedade, é normal a ansiedade para que tudo esteja em ordem para amanhã. O Cerimonial do Tribunal de Justiça cuidará de quase tudo. O CAPITÃO HENRIQUE, do TJ, providenciará o hasteamento das bandeiras já na parte da manhã. Hoje, quando chego na Sociedade, a nossa funcionária MARINEI diz que esse capitão irá retornar por volta das 14:30 horas.
Até agora não sei quem ganhou a eleição na AORRPM. Passo defronte do prédio, mas estou atrasado para o almoço e não tenho tempo para conversar com os oficiais.  
Já em casa, abrindo o blog do CORONEL PM Res RICARDO JACOB, tomo conhecimento do resultado da eleição na AORRPM:
Com a vitóriaCel Ricardo e Cel Nelson esmagadora da chapa 1, encabeçada pelo Coronel Jorge, Coronel Nelson e Coronel Ricardo, a Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados tem uma missão muito importante a seguir, ser realmente um Órgão representativo de classe, trilhando os mesmos caminhos traçados pelo Coronel Cruz, velho combatente e incansável lutador pelas causas da PM.
O Coronel Ricardo estará investindo também na reeleição do Major Olimpio no cargo de Deputado Estadual e preparando terreno para uma candidatura majoritária em 2014. Não foi só a vitória da chapa 1, mas sim um consentimento tácito, de todos da AORRPM, ao sonho de tentar eleger um representante para sanar de vez as injustiças com o funcionalismo público e moralizar a segurança do cidadão, hoje refém da bandidagem e dos covardes no poder. Cap RichardsCel Ricardo 3apuração 1apuração 2
placar na capitalplacar geral
O patrocínio do governo do DISTRITO FEDERAL para a escola de samba BEIJA-FLOR fazer seu desfile no carnaval de 2010, no RIO, virou uma disputa entre os deputados “mensaleiros”, o carnavalesco JÓÃOZINHO TRINTA e o grupo político do vice-governador PAULO OCTÁVIO, responsável pelas festividades dos 50 anos de BRASÍLIA no ano que vem. Os parlamentares envolvidos no chamado “mensalão do DEM”, liderados pelo deputado LEONARDO PRUDENTE, atravessaram a negociação ara superfaturar a verba e negociar propina com o governo do DF e uma das mais vitoriosas escolas de samba do RIO. “É um dinheiro maldito”, afirma JOÃOZINHO TRINTA, que também tentou ganhar dinheiro no negócio, mas foi passado para trás.

Uma solenidade marcou o 34º aniversário do 3º Batalhão de Choque da PMESP nesta tarde. Localizado na Rua AMAMBAÍ, bairro de VILA MARIA, o batalhão é uma unidade de elite da corporação que busca constante aprimoramento técnico, tendo como principal meta a valorização do policial militar. O TENENTE-CORONEL PM SÉRGIO DE SOUZA MERLO e o seu atual Comandante. Entre os presentes: CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES (Sub-cmt PM); CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA (Cmt do Policiamento de Choque); TENENTE-CORONEL PM RICARDO ANDRIOLI (Cmt do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”). O CAPITÃO PM PAULO ROGÉRIO CERQUEIRA LOPES comandou a tropa formada.

CLEONICE BERARDINELLI, de 93 anos, a maior especialista em literatura portuguesa no BRASIL, foi eleita hoje imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela vai ocupar a cadeira número oito, fundada por ALBERTO DE OLIVEIRA e vaga desde a morte do escritor ANTÔNIO OLINTO, em setembro.
CLEONICE, ou DONA CLEO, como é carinhosamente chamada por seus alunos, recebeu 30 votos contra 9 do outro candidato, RONALDO COSTA COUTO, ex-ministro de JOSÉ SARNEY. Não houve abstenções. “Eu não cobicei este posto, mas estou felicíssima”, disse hoje, depois de ser avisada do resultado por telefone pelo presidente da ABL, CÍCERO SANDRONI. À noite, ela comemorou a vitória com outros imortais no Instituto Cultural AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, na zona sul da cidade.
Formada pela USP, professora emérita de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do RIO e doutora honoris causa da Universidade de LISBOA, CLEONICE teve cabos eleitorais poderosos na eleição, como seus ex-alunos AFONSO ARINOS DE MELLO FRANCO e DOMÍCIO PROENÇA FILHO. A escritora NÉLIDA PIÑON era uma das mais eufóricas hoje após a votação, que durou meia hora.

O pescador CARLOS ROBERTO MAGALHÃES LOPES, padrasto do menino de dois anos que está com 42 agulhas no corpo, confessou hoje, na delegacia de IBOTIRAMA, que ele e a vizinha, ANGELINA RIBEIRO DOS SANTOS, são os responsáveis pelo crime.
LOPES, de 30 anos, disse que cometeu o crime porque estava interessado na vizinha, de 47 anos, e seguiu a orientação dela de introduzir as agulhas no corpo do garoto. Ele continua internado em BARREIRAS.
ANGELINA seria integrante de uma seita religiosa. A mãe do menino disse desconfiar que o companheiro estivesse envolvido em algum tipo de feitiçaria. Ela afirmou que encontrou em sua casa, no mês passado, uma garrafa de cachaça com um papel onde estava escrito o nome de alguém. Ela não conseguiu ler. Em depoimento, ANGELINA negou participação no crime.

Em mais um dia de chuva que castigou a capital e a Grande São Paulo durante a tarde, policiais militares e bombeiros realizaram resgates heróicos de quatro crianças e dois adultos que estavam ilhados em uma casa no bairro JARDIM MARISTELA, na região de PIRITUBA, na zona norte. Com a ajuda do helicóptero ÁGUIA, da PM, eles utilizaram um tipo de cesto preso à aeronave para içar as vítimas.

Os quatro países emergentes aliados em COPENHAGUE – BRASIL, ÁFRICA DO SUL, ÍNDIA e CHINA, o grupo BRASIC – decidiram na madrugada trabalhar, a partir de amanhã, no aprofundamento dos textos-base da 15ª Conferência do Clima (COP – 15) das NAÇÕES UNIDAS, ignorando a tentativa da DINAMARCA de impor um documento unilateral aos 193 países reunidos. O objetivo é impedir que os ricos acabem com o PROTOCOLO DE KYOTO. A decisão foi tomada em uma reunião sigilosa realizada em um escritório da CHINA no BELLA CENTER, em COPENHAGUE, com participação da ministra-chefe da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF, do ministro de MEIO AMBIENTE, CARLOS MINC, e do diretor do Departamento de Meio Ambiente do ITAMARATY, LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO, pelo BRASIL; do ministro do Meio Ambiente da ÍNDIA, JAIRAM RAMESH; e do negociador chefe da CHINA, XIE ZHENHUA.

O regime de TEERÃ testou uma versão mais moderna do míssil SAJJIL-2, com alcance para atingir ISRAEL e bases militares americanas no GOLFO PÉRSICO, horas depois de a Câmara dos Representantes dos EUA aprovar uma legislação que impõe sanções a empresas que vendam gasolina para o IRÃ. Aprovada por 412 votos a favor e 12 contra, a nova lei será adicionada a uma anterior que prevê a punição de companhias que invistam mais de 20 milhões de dólares no IRÃ.

Em meio às ameaças do governo da ITÁLIA de bloquear páginas da Internet que “incitem à violência”, a segurança do premiê SILVIO BERLUSCONI voltou a se preocupar em protegê-lo após a polícia ter prendido hoje um homem que tentava entrar no hospital onde o líder italiano está internado.
BERLUSCONI – que teve o nariz e dois dentes quebrados após ser agredido no domingo por um homem com histórico de doença mental – deve ser liberado do hospital amanhã à tarde. Ele foi atingido no rosto por uma réplica do DOMO DE MILÃO. Segundo os médicos do premiê, ele ainda sente muita dor e está com dificuldades para comer. O porta-voz de BERLUSCONI, PAOLO BONAIUTI, disse que o primeiro-ministro teve uma “noite difícil” e sentiu mais dor do que o normal. Uma antiga lesão no pescoço estaria piorando a situação.

O economista russo YEGOR GAIDAR, mentor das controvertidas reformas econômicas adotadas na transição do comunismo para o capitalismo na RÚSSIA, após o colapso da UNIÃO SOVIÉTICA, morreu hoje aos 53 anos. Segundo seu porta-voz, GAIDAR morreu durante a madrugada, enquanto trabalhava em um livro, por complicações decorrentes de um coágulo sanguíneo.
Criticado pela década de pobreza que atingiu a RÚSSIA, GAIDAR foi o arquiteto da chamada “terapia de choque”, como ficaram conhecidas as medidas para transformar a RÚSSIA em uma economia de mercado. Como ministro das Finanças do governo de BÓRIS YELTSIN, ele adotou mudanças muito abrangentes em um período muito curto, como a liberação dos preços e a privatização de indústrias. 

2 010     :         -        QUINTA-FEIRA
Uma manhã chuvosa, bastante desagradável. MARLENE vai até o Hospital Municipal, levada pelo JOÃO GOMES, a fim de fazer curativo no tornozelo operado recentemente. O trabalho da LUCINDA duplicou com esse problema de saúde na pessoa de sua filha. Muito ruim a viagem para o centro de São Paulo. O trânsito está muito congestionado.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC a MARINEI prepara toda a documentação pendente para poder entrar em gozo de férias. Amanhã, dia 17, é o último dia de seu trabalho em 2010. Ficaremos fechados até 20 de janeiro. O concerto de Natal, em 22 de dezembro, em frente ao Obelisco do IBIRAPUERA, é o último evento do ano. CAMILA trata da divulgação da apresentação do Corpo Musical da PMESP às 10 horas dessa data. GINO STRUFFALDI está encerrando o ano descansando em sua casa. Apenas telefona para nós. Quer saber qual foi a repercussão de sua participação ontem no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Mando-lhe a mensagem transmitida pela Internet (diálogo entre a doutora NELLY CANDEIAS comigo):
Caro Coronel Ventura
Graças a sua presença e a do Capitão Gino Strufaldi, nossa cerimônia foi lindíssima e comovente!
Eu estava preocupada porque não conseguia falar pessoalmente com o Senhor. A Elizabeth ficou sem tempo para nada por estarmos recebendo o acervo de volta e não termos quem nos ajude.
Poucos trabalharam muito, mas vencemos.
Obrigada.
Nelly
ESTIMADA DOUTORA NELLY
A primeira coisa que fiz ontem foi registrar o evento em minhas memórias. Estava muito preocupado com o GINO. Graças a Deus ele deu conta do recado. Realmente foi uma cerimônia comovente e é isso que nos dá ânimo para continuar a luta por um Brasil melhor. A senhora está de parabéns pelo desenvolvimento da solenidade, com ênfase pelo seu trabalho nesses nove anos à testa do IHGSP. Vale registrar o desempenho impressionante da cantora lírica e do pianista. Gostaria imensamente de ter os nomes dessas pessoas para colocar nas memórias.
Faço meu recadastramento no BANCO DO BRASIL, agência que fica no interior do Corpo de Bombeiros. Vejo que também saiu o meu 13º salário. LUCINDA tem planos de melhoria para a nossa casa, numa pequena reforma da parede que faz divisa com o terreno de nossa vizinha, dona ÂNGELA. Por volta das 16 horas, novamente enfrentando um trânsito ruim, vou retornar para GUARULHOS.

Morreu a professora de piano EUNICE TREVISANI BASAGLIA, aos 82 anos. Adorava o piano. Pegou gosto pelo instrumento com o pai, que apreciava música. Criada em uma época em que a mulher deveria dedicar-se ao lar, ela aprendeu muito bem todas as prendas domésticas – como cozinhar e bordar. Mas era o piano mesmo que ela queria dedicar suas horas. Fez conservatório e lecionou por anos, até mudar de casa para apartamento. Mesmo sem tocar, ouvia sempre o vizinho, que tinha um piano de cauda. Mentalmente, ela o corrigia. Adorava ópera. AÍDA, do compositor italiano GIUSEPPE VERDI, era a sua favorita. Foi também a última a que assistiu. Mas seus dotes artísticos não se reduziam ao piano. Também pintava – retratos e paisagens eram seus assuntos favoritos.

Falece o médico MOACYR PADUA VILELA, aos 88 anos. Atendeu, ao longo de 60 anos de Medicina, cerca de 27 mil pacientes. Sua clínica era uma das maiores de SÃO PAULO. O paciente entrava em seu consultório e não tinha hora para sair. Era gastroenterologista e clínico geral e suas consultas costumavam ser minuciosas. Ele não economizava tempo até chegar ao diagnóstico mais preciso. Mineiro, VILELA veio para a capital paulista com 18 anos prestar vestibular. Passou na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde seguiu também carreira acadêmica. Tornou-se doutor e foi professor titular. Escreveu vários artigos internacionais e viajou o mundo ministrando palestras.

O segurança JOÃO ALEXANDRE RODRIGUES, de 43 anos, e sua mulher, ELIANA APARECIDA ANTUNES RODRIGUES, de 36, foram condenados por esquartejar os dois filhos dele, de 12 e 13 anos, em 2008. O julgamento terminou hoje no Fórum de RIBEIRÃO PIRES. A pena do pai será de 67 anos e um mês de prisão. A madrasta foi condenada a 59 anos e 6 meses. Segundo o Ministério Público, RODRIGUES asfixiou um dos filhos na sala enquanto o outro foi morto a facadas por ELIANA. Os corpos foram esquartejados. Membros dos meninos foram jogados em sacos de lixo e descobertos por funcionários da limpeza pública. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo informou que a defesa ainda pode recorrer da decisão.

Preso ontem com a mulher, ROBERTA, sob a acusação de matar os pais dela, WILSON TAFNER e TEREZA COBRA, o desempregado WILLIANS SANTOS. Ele tentou assumir a empresa do sogro dias depois do crime, segundo a irmã e sócia da vítima, REGINA TAFNER. “ROBERTA disse que o WILLIANS queria assumir, mas eu disse não”, conta. No mesmo dia do crime (2 de outubro), os dois também quiseram, segundo REGINA, cremar os corpos, o que em crimes do tipo só pode ocorrer com autorização judicial. “ROBERTA disse que era desejo deles, mas nunca ouvi isso. Não queriam é deixar vestígios”, diz. ROBERTA e WILLIANS – que negam as acusações – ainda podem ser denunciados por fraude processual e coação. O crime ocorreu em um condomínio em SANTANA DO PARNAÍBA, na GRANDE SÃO PAULO.

Uma disputa pela proteção oferecida a camelôs clandestinos no BRÁS, região central, pode ter motivado o assassinato ontem do presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes, AFONSO JOSÉ DA SILVA, de 40 anos. Por 120 reais mensais, ele oferecia segurança aos associados da entidade que trabalhavam na rua sem licença. Também vendia pontos clandestinos na Feira da Madrugada, por 10 mil reais. Cerca de 600 ambulantes são filiados ao sindicato criado por AFONSO em 1996. Na segunda-feira, dia 13 de dezembro, ele recebeu uma ameaça de morte, segundo depoimento prestado pelo seu segurança particular, CARLOS DERLAN COSTA DA SILVA, de 23 anos. Cerca de 3 mil pessoas passaram pela sede da entidade entre as 5 horas e as 13 horas de hoje para o velório.

Com prisão preventiva decretada por tentativa de assassinato do ex-genro EDUARDO QUEIROZ, o empresário NENÊ CONSTANTINO, fundador da GOL LINHAS AÉREAS, foi internado hoje no Hospital do Coração, após ter passado mal no núcleo de custódia do PRESÍDIO DA PAPUDA. Ele foi preso ontem à noite, no Fórum de TAQUATINGA, cidade satélite a 25 km de BRASÍLIA, quando prestava depoimento em outro inquérito, no qual é acusado de ser mandante do assassinato de um líder comunitário. Os advogados de defesa decidiram entrar amanhã com pedido de hábeas corpus em favor do empresário no Tribunal de Justiça. Alegam que ele tem idade avançada (79 anos), sofre de graves problemas de saúde, tem endereço certo e nunca se recusou a colaborar com as investigações. Em maio de 2009, a Justiça já havia decretado a prisão temporária de CONSTANTINO por 30 dias, mas ele não foi localizado e a ordem acabou convertida em prisão domiciliar, por causa de problemas cardíacos do empresário. Ele é acusado de ter mandado executar o líder comunitário MÁRCIO LEONARDO DE SOUSA BRITO, morto com três tiros em outubro de 2001. BRITO comandava um grupo de cem pessoas que ocupou o terreno em que está a garagem de ônibus VIAÇÃO PLANETA, pertencente ao empresário, em TAQUATINGA. Segundo a denúncia do Ministério Público, dois empregados de CONSTANTINO, JOÃO ALCIDES MIRANDA e VANDERLEI BATISTA SILVA, contrataram um pistoleiro para assassinar BRITO como forma de intimidar os demais ocupantes da área, avaliada em 8 milhões de reais. A direção da GOL não se manifestou sobre o caso, sob a alegação de que CONSTANTINO, embora seja fundador da empresa e pai do atual sócio controlador, CONSTANTINO DE OLIVEIRA JÚNIOR, está desligado desde 2001, não exerce nenhuma função na companhia e sequer faz parte do conselho. A empresa entende também que se trata de uma questão estritamente pessoal.

Após 22 anos à espera da indenização da UNIÃO pela morte de MARI LÚCIA LEONEL – uma das vítimas do naufrágio do BATEAU MOUCHE em dezembro de 1988 – seu pai, CAMILO FRANCISCO, e suas irmãs, ZENAIDE e MARIA HELENA, descobriram que a conta da Caixa Econômica Federal, onde o dinheiro foi depositado, está zerada. Os 254 mil reais haviam sido liberados em abril, mas não puderam ser sacados, porque se destinava à mãe das três, THEREZINHA MARIA LEONEL, que morreu em julho de 2008, aos 79 anos, em dificuldades financeiras para sustentar um tratamento do câncer. Antes da nova ordem da Justiça para liberar o dinheiro para os herdeiros da idosa, alguém o sacou ilegalmente. A CAIXA, por meio de uma nota oficial, informou que ao receber a denúncia do saque irregular “comunicou aos reclamantes os trâmites legais a serem observados em casos dessa natureza” e também “adotou os procedimentos de contestação de saque e abriu processo de apuração para verificar o que de fato ocorreu”. Confirmada a fraude, a CAIXA informou que efetuará o “ressarcimento a quem for de direito”. O BATEAU MOUCHE naufragou em 31 de dezembro de 1988, deixando 55 mortos. O barco, de propriedade da BATEAU MOUCHE RIO TURISMO, havia passado por reformas, mas não tinha condições de navegar em mar aberto e estava superlotado. Os empresários espanhóis donos do barco fugiram do País e não cumpriram a pena de 4 anos de prisão pelo acidente. Também foram condenadas a ITATIAIA TURISMO que vendeu as passagens, e a UNIÃO, por falta de fiscalização.    

Os alunos de escolas privadas experimentam mais drogas que os estudantes das públicas, mostra levantamento da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas divulgado hoje. Mapeamento feito com 50.890 estudantes de todas as capitais brasileiras constatou que, na faixa etária de 16 a 18 anos, 54,9% dos estudantes da rede particular já usaram psicotrópicos, como maconha, cocaína e crack, pelo menos uma vez. Nas escolas públicas, o porcentual é de 40,3%. Quando o consumo é freqüente (seis ou mais vezes no mês anterior à pesquisa) e pesado (20 ou mais vezes), as escolas públicas ultrapassam as particulares. Na comparação com a pesquisa anterior, de 2004, que levou em conta somente alunos de escolas públicas, o consumo de drogas apresentou redução, menos o de cocaína.

O efeito cascata do reajuste de 61,83% autoconcedido pelos parlamentares terá impacto nas Assembléias Legislativas de todo o País. Isso porque a Constituição estabelece que a remuneração dos deputados estaduais está limitada a 75% do que recebem os federais. Em São Paulo, os salários dos deputados estaduais deverão subir de R$12.384,37 para R$20.042,35 em 2011. O aumento já havia sido definido na terça-feira – antes da votação no Congresso – com a aprovação da lei estadual.

O atual secretário de Educação, PAULO RENATO SOUZA, não vai integrar a equipe do governador eleito GERALDO ALCKMIN (PSDB). Após semanas de indefinição sobre a sua permanência na pasta, PAULO RENATO pediu hoje demissão do cargo. O pedido de demissão deve ser publicado no sábado no Diário Oficial. Assume o secretário adjunto, FERNANDO PADULLA. ALCKMIN decidiu manter os secretários ANTÔNIO FERREIRA PINTO (Segurança Pública) e LOURIVAL GOMES (Administração Penitenciária). O anúncio desfez um dos maiores dilemas do futuro governador: o nome de FERREIRA PINTO enfrentava resistência de aliados e de deputados do PSDB e PTB. O que os adversários da continuidade não conseguiram foi chegar a um consenso sobre um nome. Os desafetos de FERREIRA PINTO não tinham como justificar a saída de alguém que aumentou em 35% as investigações sobre corrupção na polícia, afastou delegados e coronéis e manteve controlado o crime organizado. Tirar FERREIRA PINTO significava buscar um ocupante para outro cargo: o da Administração Penitenciária. LOURIVAL GOMES dificilmente permaneceria sem o amigo. Era meia-noite de ontem quando FERREIRA PINTO recebeu um telefonema de ALCKMIN. Era um convite para um café da manhã na companhia de GOMES no centro de São Paulo. ALCKMIN pediu a ele que melhore o atendimento à população nos plantões das delegacias. Também elogiou o trabalho de combate à corrupção e ao crime organizado. Um dos alvos das investigações de FERREIRA PINTO, o DETRAN vai sair de sua pasta. Após ser alvo de devassa em todos seus contratos, será transferido para a GESTÃO PÚBLICA. Cerca de 400 delegados voltarão para a atividade da polícia. O secretário FERREIRA PINTO submeterá ao governador eleito GERALDO ALCKMIN os nomes dos futuros comandantes da PM e delegado-geral. “Estou analisando nomes para os dois cargos”, disse o secretário.

Uma pane fechou hoje pela manhã três estações da LINHA 1 – AZUL do Metrô e prejudicou entre 40 mil e 50 mil passageiros, segundo cálculos da companhia. Foi a terceira falha grave na rede em menos de três meses. Segundo o Sindicato dos Metroviários, os problemas freqüentes são reflexo da superlotação do sistema e podem voltar a ocorrer. As Estações SÃO JUDAS, CONCEIÇÃO e JABAQUARA, na zona sul, ficaram fechadas por quase três horas – justamente no horário de pico. A solução para os passageiros foi se espremer em ônibus superlotados ou caminhar até a Estação SAÚDE, que ficou aberta.

A Justiça britânica derrubou hoje um recurso interposto pela SUÉCIA que pretendia impedir a libertação de JULIAN ASSANGE, fundador do WIKILEAKS. Depois de muita expectativa, o australiano de 39 anos acabou ganhando liberdade condicional. Até fevereiro, porém, quando deve ocorrer o julgamento do pedido de extradição do governo da SUÉCIA – que o processa por crimes sexuais – ele será obrigado a viver na casa de um apoiador no leste da GRÃ-BRETANHA, respeitar um toque de recolher, usar um localizador eletrônico e se apresentar à polícia local todos os dias. Na frente ao edifício da Alta Corte de LONDRES, ASSANGE negou novamente as acusações da Justiça sueca: “Espero continuar meu trabalho e provar minha inocência”, disse, sob centenas de flashes, depois que se acalmaram os gritos e aplausos dos apoiadores que aguardavam sua saída. “É ótimo sentir o ar fresco de LONDRES outra vez. Se o resultado não é sempre o mais justo, pelo menos a justiça não está morta ainda”, afirmou.

Professor e advogado, LUÍS ALBERTO WARAT morreu hoje, segundo informações da CASA WARAT, instituição criada por professores argentinos e brasileiros em 2007 como homenagem ao jurista, dada a importância de sua teoria. Nascido na ARGENTINA, WARAT lecionou por mais de 40 anos, dois terços deles no BRASIL, e publicou mais de 40 livros. Nos últimos anos, esteve ligado à Universidade Regional Integrada do Alto URUGUAI e das Missões. Era doutor em Direito pela Universidade de BUENOS AIRES, ARGENTINA e pós-doutor pela Universidade de BRASÍLIA. Também foi professor do Mestrado e Doutorado na Universidade de BRASÍLIA, além de lecionar em universidades no RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ, RIO DE JANEIRO, DISTRITO FEDERAL, PARAÍBA, GOIÁS e BAHIA, como professor titular e visitante. Será enterrado em BUENOS AIRES, ARGENTINA.

O ator SHELLEY MALIL, conhecido por sua atuação no filme O VIRGEM DE 40 ANOS, foi condenado hoje à prisão perpétua. Acusado de assassinar sua ex-namorada KENDRA BEEBE com vinte facadas, ele tem a possibilidade de ganhar liberdade condicional em 12 anos. O crime ocorreu em 2008, quando MALIL fez uma visita surpresa à casa da ex-namorada e a teria surpreendido bebendo vinho com o músico DAVID MALDONADO. O ator de 45 anos, nascido em KERALA, na ÍNDIA, interpretou o papel de HAZIZ, um colega de trabalho do personagem de STEVE CARREL, que era pressionado pelos amigos a perder a virgindade na comédia norte-americana de 2005. 

2 011     :       -   SEXTA-FEIRA
O DIÁRIO DE SÃO PAULO publica hoje, dia 16 de dezembro de 2011, na coluna “SUA OPINIÃO”: SÍMBOLO FÁLICO COMENTADO EM CARTA INDUZ LEITOR AO ERRO. Em relação à carta “Significado do OBELISCO NÃO PODE SER ESQUECIDO” (a Voz e a Vez do Leitor, 12/12), de Luiz Sérgio Carraro, faz uma ilação entre uma camisinha que quiseram colocar no Obelisco em 1997 e o símbolo sagrado contra a AIDS, conhecido mundialmente. Isto induz o leitor a um erro crasso e descabido com o símbolo fálico citado no artigo, uma grande aberração que o leitor precisa estar atento. O secretário da Saúde e a Polícia Militar concordaram na colocação do símbolo atinando no combate à praga que assola a humanidade e colocado em todos os cemitérios do mundo no Dia de Combate à Aids. Em nada atinge a simbologia do Obelisco. Pelo contrário, a dignifica, pois ajuda a combater a AIDS. MÁRIO FONSECA VENTURA, PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. 

Tenho um compromisso no Monumento Mausoléu nesta tarde. Mas também tenho de honrar o encontro com amigos na AOMESP, num almoço de confraternização. COLOMBO vem de DIADEMA para isso. Tudo é muito corrido porque MARINEI irá entrar em gozo de férias e precisa acertar muita coisa de última hora.
Às 15 horas, no Monumento, cumprimento o dr CARLOS FRANCISCO BANDEIRA LINS, presidente da Fundação CÁSPER LÍBERO, que se faz acompanhar de sua esposa, do seu gerente de segurança, JOSÉ LUCIANO DUARTE, de repórteres e fotógrafos da sua organização. JOSÉ D´AMIGO e REINALDO BRESSANI estão presentes como meus convidados, além do Comandante do Exército Constitucionalista, ALFREDO PIRES, Senhor JÚLIO DARVAS e o Comandante do 12º BPMM, TENENTE-CORONEL PM HELSON LEVER CAMILLI. O HELSON irá comandar a 87ª SÃO SILVESTRE neste ano. Doutor BANDEIRA LINS faz um eloqüente discurso a respeito de CÁSPER LIBERO e, em seguida, solicita minha companhia e a do Comandante do Exército Constitucionalista na deposição de uma coroa de flores junto ao cinerário onde se encontram os restos mortais de um dos heróis de 32. Esse evento tem um grande significado: há muito tempo não vejo uma homenagem a um dos veteranos que se encontram imortalizados no Monumento. Talvez essa divulgação desperte os sentimentos adormecidos de parentes deles que os esqueceram.
Permaneço até mais de 18 horas no Monumento. Deixo o local com o JOSÉ D´AMICO e o BRESSANI. Vamos tomar uma condução no retorno para nossos lares. Chego tarde em casa e ainda vou escrever as palavras do Presidente para a CAMILA e MARKUS colocarem no jornal “32 EM MOVIMENTO”, de dezembro.
PALAVRAS DO PRESIDENTE
DEZEMBRO 2011
Nesta data, 16 de dezembro de 2011, na cripta do Monumento Mausoléu foi homenageado uma das mais ilustres personalidades do Movimento Constitucionalista de 1932, CÁSPER LÍBERO, cujos restos mortais ali estão imortalizados. A FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO, na pessoa de seu presidente, Doutor CARLOS FRANCISCO BANDEIRA LINS, levou uma coroa de flores ao herói da Epopéia de 32, pronunciando memorável discurso.
É um fato inédito porque dos familiares dos 798 veteranos ali sepultados são bem poucos aqueles que lembram deles. Uma homenagem como esta de hoje é raríssima, talvez nem tenha acontecido. Isso chama a atenção para que os familiares lembrem dos heróis esquecidos que muito fizeram pelo nosso País.
No dia 8 de dezembro, na Câmara Municipal, durante a entrega do Prêmio Paul Donovan Kigar foi feita a Pré-Abertura dos 80 anos do Movimento Constitucionalista. No dia 9 fizemos nosso almoço de confraternização e, na tarde do mesmo dia, houve entrega de comendas na sede da Sociedade.
No dia 10, um belíssimo NATAL ILUMINADO transcorreu numa memorável noite, com a presença do nosso Corpo Musical, a soprano Ariane Testa, o tenor Klébio Jakson e o Coral de Bom Jesus de Cangaíba. Nossa diretora de comunicação social, CAMILA GIUDICE e o nosso diretor do cerimonial, MARKUS RUNK, não mediram esforços para a concretização desse maravilhoso espetáculo.
Dia 14, outro dia excepcional para a Sociedade. Em BARRETOS o nosso presidente do Núcleo de São José do Rio Preto, doutor GIOVANNI SPIRANDELLI DA COSTA, representou o presidente da Sociedade, pois participaríamos de uma das mais brilhantes solenidades deste ano, no Colégio Tobias de Aguiar, em São Miguel Paulista. O Núcleo “MMDC-LESTE” entregava as comendas recém-criadas, em memorável realização em prol do civismo e do culto do ideal constitucionalista.
Tudo isso deixa-nos envaidecidos, somados aos esforços de BIAJONE, EGYDIO TIZIANI, ERIC LUCIAN APOLINÁRIO e LUIZ ANTÔNIO BATISTA DA ROCHA, respectivamente presidentes dos núcleos de correspondência de ITAPETININGA, PIRACICABA, ITAPIRA e BARRETOS, que fizeram uma revolução pela Internet na divulgação de episódios memoráveis da EPOPÉIA DE 32.
Mas também vêm os sofrimentos para toldar o horizonte maravilhoso da Sociedade. A doença do nosso presidente de honra, GINO STRUFFALDI, preocupa a todos. Nossas orações sinceras pelo seu restabelecimento.
Algumas pessoas despeitadas que não ajudam em nada e quando dão algum palpite, vêm conturbar a união nossa. A eles o pedido de que precisamos unir forças e não oferecer inimizade graciosa e despropositada.     
E, por último, aos associados que “esqueceram” de pagar os boletos, coloquem em dia suas contas, pois prejudicam o bom andamento da nossa contabilidade e colocam a Sociedade novamente em situação pecuniária perigosa.
Um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO a todos e que em 2012 possamos comemorar condignamente os inúmeros eventos já programados, começando pela Abertura dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista na PRAÇA DA SÉ, às 10 horas do dia 22 de janeiro (domingo).  

SÃO PAULO - O juiz Carlos Eduardo Castro Martins, da Justiça Federal no Pará, revogou, nesta sexta-feira, a liminar que ele mesmo havia concedido e que determinava a paralisação das obras de construção da Hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, local onde são desenvolvidas atividades de pesca de peixes ornamentais pelos associados da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (Acepoat). A ação tramita na 9ª Vara Federal, especializada no julgamento de causas ambientais.
O magistrado, ao apreciar dois pedidos de reconsideração formulados pela União e pelo consórcio Norte Energia S.A. (Nesa), que constrói a Usina de Belo Monte, considerou que não há mais motivos jurídicos que justifiquem a manutenção da liminar. Com isso, estão liberadas as obras no leito do Rio Xingu, como implantação de porto, explosões, implantação de barragens, escavação de canais e outras necessárias para construir a hidrelétrica.
Na decisão que revogou a liminar, o juiz da 9ª Vara expõe seu entendimento de que não haverá bloqueio, impedimento ao trânsito de embarcações pesqueiras, uma vez que 'estão previstos mecanismos de transposição, sejam provisórios, enquanto está em construção a obra, sejam definitivos, para quando estiver em operação a UHE'.
A construção das barragens, prossegue o magistrado, somente será possível se for cumprida a condicionante que determina manifestação favorável da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a avaliação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto ao detalhamento dos mecanismos de transposição de embarcações que naveguem pelo Rio Xingu.
magistrado reconhece, no entanto, que os impactos ambientais maiores decorrentes somente serão sentidos e possíveis de analisar após a conclusão das obras, já que os estudos hoje existentes são apenas previsões técnicas do que poderá ocorrer.
No entendimento do juiz, a pesca de espécimes ornamentais não será impedida durante a construção da usina, 'pois o curso d'água não será alterado e não haverá grande variação na vazão d'água por segundo, sem grandes influências, portanto, no habitat das espécies ornamentais de pesca permitida.'
A Nesa, segundo o juiz, conseguiu demonstrar que estão sendo desenvolvidos projetos para ictiofauna e de incentivo à pesca sustentável. Um terceiro projeto, relativo à agricultura de peixes ornamentais, também deverá ser implantado a montante da barragem, mas somente depois que a hidrelétrica entrar em operação.
A decisão judicial destaca ainda que o EIA/Rima prevê a ocorrência de alterações nos padrões de pesca devido às mudanças nas comunidades de peixes, decorrentes de perturbações diretas ou indiretas nos habitats. Tais alterações, no entanto, serão sentidas somente durante a construção da usina, não havendo impactos sobre a totalidade da região do rio Xingu, mas tão-somente nos locais de execução das obras.

Pressionada pelo Judiciário a conceder aumento de 56% a seus servidores e 14,79% aos magistrados, a presidente DILMA ROUSSEFF disse hoje, em café da manhã com jornalistas, que “não é hora de dar aumento salarial para categoria alguma”, por causa da crise internacional e da contenção de gastos públicos. “Ô gente, vou dizer para vocês: 2012 vai continuar do jeito que a lei manda. A lei manda de um jeito que, se não apresentar até agosto, não pode compor o orçamento. Mudando isso, tem 2012. Não mudando, é 2013”, disse DILMA, apontando que os funcionários públicos poderão ficar sem reajuste também no ano que vem. A presidente falou também sobre a reforma ministerial: “Vocês vivem dizendo que vai haver reforma. Ninguém nunca me perguntou. Vocês vão ficar surpresos”, Ela afirmou que não haverá corte do número de ministérios. Sobre a “faxina” de ministros e assessores sob suspeita de corrupção, DILMA disse que seu governo continuará a ter “tolerância zero”.

O líder no PSDB na Câmara, DUARTE NOGUEIRA (SP), disse hoje que vai protocolar na próxima semana requerimento de informação pedindo detalhes da viagem do ministro FERNANDO PIMENTEL (Desenvolvimento) a GENEBRA, na SUÍÇA. PIMENTEL faltou a reuniões da Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os requerimentos serão direcionados a PIMENTEL e ao ministro das Relações Exteriores, ANTÔNIO PATRIOTA. Assim como fizera na SUÍÇA, hoje PIMENTEL também driblou a imprensa em um evento na Federação das Indústrias do Estado de SÃO PAULO (FIESP) na capital paulista. Ele participou de um almoço com representantes da Comissão Européia no qual assinou um memorando de cooperação entre indústrias brasileiras e do bloco europeu.

A imagem de NOSSA SENHORA DA PIEDADE, padroeira da cidade de ITAPARICA, ilha situada na BAÍA DE TODOS OS SANTOS, na BAHIA, foi furtada ontem de madrugada da igreja que leva o nome da santa. Feita no século 17, a imagem é considerada rara. A polícia não tem pista dos assaltantes.

JOÃO PEREIRA DOS SANTOS, o mestre JOÃO PEQUENO DE PASTINHA, tinha apenas 15 anos quando, em 1933, largou o trabalho de vaqueiro na Fazenda VARGEM DO CANTO, na região de QUEIMADAS, no sertão baiano, para fugir da seca. Ele foi a pé até a cidade de LAGOINHA e lá teve o primeiro contato com a capoeira, arte da qual logo se apaixonou. Aos 25 anos, já morando em SALVADOR e trabalhando pesado na construção civil, JOÃO conheceu um capoeirista que, aos finais de semana, reunia amigos para treinar ao som do berimbau. Encantado com o jogo do corpo, inscreveu-se no Centro Esportivo de Capoeira ANGOLA, congregação de capoeiristas coordenada pelo mestre PASTINHA. Percebendo o talento do aluno, o mestre praticamente adotou o jovem cheio de garra, a quem apelidou de JOÃO PEQUENO, por causa da estatura miúda. No final da década de 1960, quando já não podia mais ensinar em razão da idade avançada e dos problemas de saúde, PASTINHA “deu” a capoeira a JOÃO PEQUENO e disse: “JOÃO, você toma conta disso, porque vou morrer, mas morro somente o corpo. Em espírito eu vivo e, enquanto houver capoeira, o meu nome não desaparecerá”. PASTINHA continuou vivo até hoje graças ao trabalho e dedicação do discípulo JOÃO PEQUENO, que foi reconhecido em todo o país. Até o presidente LULA, em 2003, fez questão de homenageá-lo, outorgando a ele o título de Comendador de Cultura da República. JOÃO foi o responsável pela formação de outros grandes capoeiristas. Morreu hoje, aos 93 anos, de falência intestinal.

Morreu ontem o jazzman BOB BROOKMEYER, trombonista, educador e arranjador de influência imensurável na escola moderna de composição jazzista. O músico tinha 81 anos e acabara de lançar um disco. Parceiro de craques como STAN GETZ e GERRY MULLIGAN; colaborador da histórica big band de THAD JONES e MEL LEWIS, BROOKMEYER deixa um legado revolucionário, de audácia e sofisticação harmônica que reverbera no trabalho de importantes compositores atuais, como MARIA SCHNEIDER e JIM McNEELY. “Ele foi um dos poucos compositores de sua geração que compreendeu o problema da forma no jazz e se engajou com ela. Ele não compunha canções, ele criava estruturas de composição em grande escala”, contou o crítico TERRY TEACHOUT, biógrafo de DUKE ELLINGTON e LOUIS ARMSTRONG.

Um tribunal parisiense condenou na quinta-feira, dia 15, o terrorista nascido na VENEZUELA, ILICH RAMÍREZ SÁNCHEZ, conhecido como “CARLOS, O CHACAL”, a mais uma sentença de prisão perpétua por ter organizado quatro atentados na FRANÇA na década de 1980. CHACAL, de 62 anos, já cumpre pena de prisão perpétua na FRANÇA por ter matado dois agentes secretos franceses em 1975. Ele voltou novamente aos tribunais no mês passado, para ser julgado por ter instigado quatro atentados na FRANÇA em 1982 e 1983.

A policia egípcia dispersou hoje um protesto de cerca de 10 mil ativistas pró-democracia que ocupavam a entrada do prédio do gabinete de ministros do governo. Houve confronto e ao menos 3 pessoas morreram e 222 ficaram feridas, segundo fontes hospitalares. Os manifestantes exigem a transição de poder da junta militar que governa o país desde a queda de HOSNI MUBARAK, em fevereiro, para os civis.       
2 012      :   -     DOMINGO
Ao atualizar o dia 16 de dezembro vejo que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC teve um ótimo desempenho nesse ano que está terminando. Em comparação com datas anteriores, onde passamos por grandes dissabores, o MMDC hoje é conhecido até fora do próprio País. Ontem tivemos uma data muito especial: a declaração dos Aspirantes a Oficial e as cerimônias na Loja Maçônica FIRMEZA, em ITAPETININGA. Em ambas solenidades, a par de outros acontecimentos dignos de nota, recebemos vários elogios pela atuação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Amanhã, dia 17, receberei a Medalha do Centenário da Academia Militar do Barro Branco e no dia 20 farei mais uma visita a ITAPETININGA.

O CORINTHIANS disputa contra o CHELSEA, nesta manhã, em YOKOHAMA, no JAPÃO, a partida mais importante de sua história. PAULO CÉSAR, IAGO e KÁTYA estão assistindo o jogo. LUCINDA,como boa palmeirense, torce pela derrota do TIMÃO. O título será festejado, caso o CORINTHIANS venha a ganhar, mais ainda daquele conquistado em 2000, disputado no RIO. Quando o CORINTHIANS venceu aquele MUNDIAL, ainda não havia ganho a LIBERTADORES. Mas essa obsessão ficou para trás. “O MUNDIAL não é mais um sonho. Tempos atrás era, agora é um fato real”, afirmou o técnico TITE, que confirmou uma mudança no time na véspera da final – JORGE HENRIQUE no lugar de DOUGLAS. TITE estava certo ao dizer que, antes, disputar o MUNDIAL não passava de um sonho. Foi difícil chegar até aqui, fruto do trabalho de gerações. Uma longa espera. E o dia de hoje, 16 de dezembro, também é simbólico, e pode ser encarado como o começo de uma nova era num clube que por anos a fio tinha fama de ser forte apenas dentro de seu Estado. Há exatos 22 anos, o CORINTHIANS conquistava seu primeiro título brasileiro. A geração capitaneada por NETO quebrou um tabu e tirou a pecha de time regional. A geração atual pode quebrar outro, o de campeão mundial, agora sem contestação.              

O Corinthians conquistou o mundo pela segunda vez. Em um jogo bastante movimentado, o time brasileiro derrotou o Chelsea por 1 a 0, neste domingo, em Yokohama (Japão), e faturou o título do Mundial de Clubes. O gol da vitória corintiana foi marcado pelo centroavante Guerrero, aos 25 minutos do segundo tempo. O atacante peruano voltou a brilhar e se tornou o grande nome da conquista alvinegra, já que havia feito o gol da vitória sobre o Al Ahly na semifinal. A vitória corintiana foi decidida nos 45 minutos finais, depois de um primeiro tempo de jogo bastante veloz de ambas as equipes. Na etapa final, o Timão dominou a maior parte do tempo e só pecou quando chegava perto da área adversária. Mas esse sufoco acabou quando Guerrero aproveitou rebote, após chute de Danilo e jogada bem trabalhada por Paulinho e Jorge Henrique, e cabeceou para o gol que já não tinha a presença de Cech. Apesar de ter sido o artilheiro e único corintiano a marcar gols no Mundial, Guerrero não foi eleito o melhor jogador do campeonato. O vencedor nesse quesito foi o goleiro Cássio, que teve participação decisiva, com defesas importantes ao longo do jogo. Com a vitória, o Corinthians se iguala ao Santos, que também tem dois títulos mundiais. O primeiro título do Timão havia sido em 2000, quando superou o Vasco, no Maracanã, na disputa por pênaltis. À frente da dupla paulista, está apenas o São Paulo, dono de três títulos mundiais.

O executivo LUIZ ANTÔNIO VEIGA MESQUITA, de 70 anos, diretor da VALE FERTILIZANTES, morreu neste domingo, em SANTOS. As causas da morte não foram divulgadas. Engenheiro metalúrgico formado pela Escola Politécnica da USP, MESQUITA acumulava o cargo de Presidente da Associação Nacional para Difusão de Adubos. Ele foi um dos executivos mais respeitados na região da Baixada Santista e um dos maiores defensores do Pólo Industrial de CUBATÃO. O velório está sendo realizado no Salão Nobre da Prefeitura de SANTOS e o sepultamento será no Cemitério de PAQUETÁ. Santista nascido em 18 de abril de 1942, ele era casado com MÁRCIA MARIA e deixa os filhos PEDRO HENRIQUE e JÃO MARCOS. De uma família tradicional, MESQUITA tinha trânsito livre em todos os setores da sociedade. Ele foi incentivador do esporte na região e integrante do Conselho de Autoridade Portuária. MESQUITA participava Do CAMPOS MELO FUTEBOL CLUBE, agremiação muito conhecida no esporte de várzea e praiano santista nas décadas de 1960 e 1970. “Meu esporte favorito hoje é caminhar na beira da praia, com a minha mulher, chutando água, que faz bem, segundo os médicos. E também gosto de viajar com ela”, contava o executivo. A prefeita de CUBATÃO, MARCIA ROSA, divulgou uma nota de pesar pela morte do engenheiro. “MESQUITA foi um dos grandes lutadores pelo desenvolvimento sustentável da Baixada Santista. Durante quatro décadas, destacou-se como liderança do setor industrial, lançando as sementes de um trabalho seguido por contemporâneos. Tinha permanente preocupação com os graves problemas decorrentes da expansão industrial, principalmente os relacionados às questões de infraestrutura de trânsito. Essa preocupação manteve-se até recentemente, quando, à frente de entidades empresariais, lutou pela readequação do sistema viário de CUBATAO, obtendo conquistas que não beneficiaram apenas o pólo industrial, mas toda a comunidade regional, que lhe será eternamente grata.”    

A casa do deputado estadual JOÃO ANTÔNIO DA SILVA FILHO, de 52 anos – escolhido pelo prefeito eleito, FERNANDO HADDAD, para ser o novo secretário de Relações Governamentais – foi invadida às 19:14 horas de sábado, dia 15, por cinco bandidos armados. SILVA foi ameaçado e agredido e sua família, rendida. A filha do secretário saía de casa, no TATUAPÉ, zona leste, com o namorado quando foram rendidos por dois bandidos. Eles fizeram o casal retornar para dentro da residência e chamaram outros três assaltantes. O deputado foi agredido com socos e coronhadas e durante a maior parte do assalto os bandidos mantiveram uma arma encostada em sua cabeça. Também estavam em casa a mulher de SILVA e o filho caçula com a namorada. Todos foram amarrados com cintos, amordaçados e trancados. Policiais afirmaram que os bandidos eram agressivos e ameaçaram toda a família durante a ação. O deputado foi levado a um quarto que tem um cofre, mas não havia nada nele. Os assaltantes ainda vasculharam a casa à procura de objetos de valor. Os celulares foram levados pelo bando, à exceção de um, usado pela filha de SILVA para chamar a policia. Os ladrões levaram 700 reais, computadores e outros aparelhos eletrônicos, jóias e roupas. O deputado fez exame de corpo de delito e registrou a ocorrência de assalto apenas hoje. O assalto foi registrado no 31 DP, mas será investigado no 30º DP (TATUAPÉ). Câmeras de vigilância das vizinhanças, segundo a polícia, provavelmente flagraram a ação dos criminosos e as imagens foram solicitadas pela perícia para serem analisadas.

O restaurante TIGER, especializado em culinária japonesa e tailandesa, na VILA NOVA CONCEIÇÃO, zona sul da capital, foi alvo de arrastão hoje de madrugada. Por volta da meia-noite, três homens armados invadiram o estabelecimento, após estourarem a porta de vidro da entrada. Roubaram pertences dos clientes, entre bolsas, celulares e relógios, além de dinheiro. Ninguém se feriu e nenhum suspeito havia sido detido até o começo da noite. Cerca de quinze pessoas estavam jantando na hora do ataque, segundo o advogado RODRIGO AMARAL, de 32 anos, uma das vítimas. Testemunhas relataram à polícia que todos os ladrões portavam armas de fogo, uma delas de grandes dimensões, possivelmente um fuzil. A ação foi rápida. Os bandidos ficaram cerca de três minutos no restaurante. Acionada, a Polícia Militar chegou instantes depois da ocorrência. Os relatos divergem sobre como os assaltante fugiram, se de carro ou de motos.

Assustado com o barulho de pessoas dentro de casa na madrugada de sábado, um pai matou o filho de 17 anos por engano em ARAXÁ (MINAS GERAIS). Ao ouvir ruídos, o homem de 44 anos se armou com um revólver calibre 32 e deu um tiro de advertência para o alto. O filho, então, teria dito que estava com amigos. O pai tirou o cinto para bater no jovem e a arma disparou, atingindo o garoto no peito.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, discursou hoje em uma homenagem às vítimas do massacre que deixou 28 mortos na escola fundamental de SANDY HOOK, em NEWTOWN, CONNECTICUT e defendeu medidas para que tragédias como a de sexta-feira acabem, mas não citou explicitamente a necessidade de uma lei para controle de armas. “Vim aqui trazer o amor e as preces da Nação. Estou ciente de que palavras não vão curar seus corações feridos nem aliviar a tristeza. Vocês não estão sozinhos na sua dor”, disse o presidente. “Essas tragédias precisam acabar e precisamos fazer algo para mudar isso”. OBAMA elogiou a coragem dos sete professores e funcionários do colégio que morreram na sexta-feira, dia 14 de dezembro. Em um momento emocionante, ele leu o nome das vítimas.

Pelo menos seis pessoas morreram em um confronto entre a polícia e insurgentes hoje na cidade de PESHAWAR, no PAQUISTÃO. Os enfrentamentos aconteceram após um atentado do TALEBAN ter matado 10 pessoas nas proximidades do aeroporto no sábado, dia 15. Policiais e militares tentaram invadir um edifício na região do aeroporto que estaria sendo usado como esconderijo por insurgentes que participaram do ataque no dia anterior. Os militantes do TALEBAN reagiram a tiros e, de acordo com a polícia, foram todos mortos.

Ataques a bomba contra dois locais de culto xiitas na cidade de KIRKUK, no norte do IRAQUE, deixaram cinco mortos hoje. Na cidade de JALAULA, situada na província iraquiana de DIYALA, a explosão de um carro bomba deixou dois mortos. Segundo um funcionário da polícia de KIRKUK, dois carros-bomba e sete artefatos explosivos deixados na rua atingiram dois locais de culto de muçulmanos xiitas em regiões opostas da cidade, deixando cinco mortos e 14 feridos. O saldo de vítimas foi confirmado por fontes médicas.

Uma mensagem do presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, convocando os venezuelanos, mas principalmente “os patriotas”, a votar foi transmitida hoje em rede nacional uma hora e meia antes de fecharem as urnas. A convocação foi feita quando já se constatava uma baixa participação – ficou em torno de 55%. Uma hora antes de a mensagem de CHÁVEZ ser divulgada, o Conselho Nacional Eleitoral havia determinado que o vice-presidente, NICOLÁS MADURO, interrompesse uma entrevista coletiva em que falava das “conquistas da revolução” e da “importância do voto para mantê-las”. “Isso é um chamado a inclinar o voto por uma opção política, o que é uma violação da lei eleitoral”, afirmou o presidente do CNE, VICENTE DIAZ. Segundo o cientista político OMAR NORIA, uma alta abstenção tendia a prejudicar o chavismo. O recado de CHÁVEZ, lido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, JORGE ARREAZA, chamava “especialmente os patriotas” a exercer o dever e o direito de ir votas “para consolidar os ganhos sociais”. ARREAZA ainda sugeriu aos chavistas participar “para dar uma alegria ao comandante, uma alegria que permita acelerar o processo de melhora”.       

2 013     :      -   SEGUNDA-FEIRA
Após a euforia do 15 de dezembro, onde minha turma de aspirantes a oficial 1963 comemorou o seu JUBILEU DE OURO na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, com uma série de homenagens, vamos iniciar uma nova semana, com outras atribuições importantíssimas para os destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC que hoje entra em recesso administrativo por 30 dias.
No dia 27 de novembro a Superintendente da Polícia Técnico-Científica NORMA SUELI BONACCORSO encaminhou-me o ofício nº 796/2013/ATS/SPTC-SSP comunicando que me foi outorgada a MEDALHA GOVERNADOR MÁRIO COVAS. É a condecoração única da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, criada através do DECRETO Nº 56.740, de 8 de fevereiro de 2011, do Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de outorga da Medalha será realizada hoje, às 10:30 horas, na Sede da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, à Rua MONCORVO FILHO, 410, BUTANTÃ, nesta capital.
Chego cedo à Superintendência da Polícia Técnico-Científica. Ali encontro o ALBERTO JABUR e o Professor ADILSON CÉZAR. Aos poucos, vamos cumprimentando os demais convidados para esta solenidade, como Comandante Geral, CORONEL PM MEIRA; Vereador CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA; delegado geral

A Superintendente da Polícia Técnico-Científica outorga o Diploma e a Medalha Mérito da Polícia Técnico-Científica “Governador Mário Covas” regulamentada pelo Decreto nº 56.740, de 08 de fevereiro de 2011, pelo Excelentíssimo Senhor Governador Geraldo Alckmin ao Coronel
MARIO FONSECA VENTURA
em reconhecimento aos que com fé e coragem auxiliam esta Superintendência e a comunidade paulista.
São Paulo, 16 de dezembro de 2013
NORMA SUELI BONACCORSO
Superintendente.
Segue lista de Agraciados da Medalha Mérito da Polícia Técnico-Cientifica “Governador Mário Covas”.
1
Alberto Jabur  
Consul de El Salvador
2
Antonio Carlos da Ponte
Excelentíssimo Dr. Secretário-adjunto da Segurança Pública de SP
3
Benedito Roberto Meira
Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
4
Carlos Alberto Bonon Bovis
Diretor NPC São José dos Campos
5
Carlos Alberto Estracine
Coordenador da Assessoria Especial Parlamentar
6
Carlos dos Santos Sardinha
General de Brigada Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste
7
Carlos Eduardo Pinheiro
Diretor do Núcleo do Instituto de Criminalística de Araçatuba
8
Carlos Roberto da Nova Matos
Médico Legista Chefe da Equipe de Adamantina
9
Celso Domene
Diretor do Centro de Perícias do IML
10
Clovis Ferreira de Araújo
Delegado Adjunto 5ª Seccional e Diretor da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História
11
Daniel de Souza Lyra
Papiloscopista Policial do IML de Sorocaba
12
Douglas José Ferreira de Oliveira
Coordenador Operacional 16º BPMM
13
Edilton José Barros Azevedo
Chefe da Sub-Frota do IML
14
Edvaldo Messias Barros
Chefe da Equipe de Perícias Criminalísticas de Americana
15
Emiko Suguio Casa Santa
Diretor do Núcleo de Odontologia Legal
16
Ernesto Primo Aragão Barros
Comandante da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera
17
Gilberto da Silva Rossi
Diteror do Núcleo de Crimes Contra o Patrimônio
18
Iberê Marques Silvestre
Diretor do Núcleo do IC de Marília
19
Izabel de Castro Rodrigues
Perita Criminal, Chefe do Núcleo de Finanças do Instituto de Criminalística
20
João Camilo Pires de Campos
Comandante da 2ª Região Militar
21
João Roberto Miller Júnior
Diretor do Núcleo do IML de Campinas
22
Joaquim Dias Alves
Delegado Diretor da 5ª Seccional de Polícia Civil e Diretor da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História
23
José Augusto Marinho Mauad
Diretor do Núcleo IC Sorocaba
24
José Bernardo de Oliveira
Antendente de Necrotério EMPL de Presidente Venceslau
25
José Damião Pinheiro Machado Cogan
 Desembargador da 5.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo
26
José Marcelo Dalmazo de Moraes
Diretor do Núcleo IC de Bauru
27
José Osmano Diorio
Técnico de Laboratório do Núcleo de Entorpecentes
28
José Renato Nalini
Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo
29
José Ricardo Gomes Dias
Auditor Fiscal da Prefeitura Municipal de São Paulo
30
Juan Carlos Marroquin
Presidente da Nestlé
31
Kleber Leyser de Aquino
Juiz de Direito Corregedor da Polícia Judiciária e Coordenador do DIPO
32
Kyoshi Airton Ogassavara
Diretor do Núcleo IC Ribeirão Preto
33
Liseo Zampronio
Comandante do 8º Distrito Naval
34
Lucas  Tavares
Assessor Chefe de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
35
Luiz Mauricio Souza Blazeck
Delegado Geral da Polícia Civil
36
Marcelo Magalhães Bastos Moutinho
Diretor do Núcleo IML de São José dos Campos
37
Marcelo Timóteo Negrelli da Silva
Diretor do Núcleo IC São José do Rio Preto
38
Marcelo Zuliani
Auxiliar de Necropsia
39
Márcia Iracema Boschi Casagrande
Perita Criminal do Núcleo de Crimes contra a Pessoa
40
Maria Gorete Santos de Toledo
 
Vereadora de Taubaté
41
Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin
Primeira-Dama do Estado de São Paulo, Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo
42
Mario Fonseca Ventura
Presidente da Sociedade Veteranos MMDC
43
Nelson Roberto Patrocinio da Silva
Diretor do Núcleo IC Campinas
44
Otoniel Carlos de Lima
Deputado Federal
45
Padre Afonso Lobato
Deputado Estadual
46
Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada
Vereador de São Paulo
47
Paulo Eduardo de Almeida Sorci
 Juiz da Corregedoria Geral da Justiça
48
Paulo Primon
Técnico de Laboratório Aposentado Núcleo de Entorpecentes do IC
49
Pedro Luis Moreira da Silva
Diretor do Núcleo de Infra-Estrutura da SPTC
50
Pedro Tobias
Deputado Estadual
51
Plácido Bento de Oliveira - Inês
Assessor do Governador
52
Ricardo Kirche Cristofi
Diretor do Instituto Médico Legal
53
Roberto de Jesus Moretti
Sub-chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo
54
Rubens Alberto Rodrigues Januário
Chefe da 2ª Secção do Comando Militar do Sudeste (CMSE)
55
Sylvio Tadeu Machado Nunes
Diretor do Núcleo IC de Guaratinguetá
56
Valdir Santoro
Ex-Diretor do Instituto de Criminalística
57
Vanessa Puk Fernandes
Coordenadora da Assessoria Técnica Policial da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
58
Vera Freire
Assessora  Chefe de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
59
Willian Tashiaki Toguetani - Sra. YUTAKA Toguetani
Ex-Chefe da EPC  São João da Boa Vista
60
Wilson Antônio Pereira
Chefe da Equipe de Perícias Criminalísicas de Limeira
61
Wilson Vidal
Diretor do NPML de Presidente Prudente

Vamos deixar a Superintendência da Polícia Técnico-Científica quando já passam das 12 horas. Embora a Sociedade Veteranos de 32-MMDC esteja em recesso administrativo, face as férias da MARINEI, estou presente nesta tarde ao MMDC para atendimento das pessoas que nos procuram, bem como atendimento a telefonemas. Entre estes, o do CAPITÃO PM ANISIO DOS SANTOS, nosso secretário das Medalhas, que não pode comparecer à Sociedade, como tinha planejado anteriormente. Aguardo agora a chegada de um carro que irá me levar até BRAGANÇA PAULISTA.
O motorista ÉDSON atrapalha-se no centro de São Paulo e chega um pouco tarde para me buscar. Por volta das 18 horas estamos em plena MARGINAL TIETÊ, totalmente congestionada. Apesar de tudo chegamos em BRAGANÇA PAULISTA em tempo hábil para a solenidade de Outorga das Medalhas MMDC e CONSTITUCIONALISTA. O MAJOR PM ANDERSON, do Núcleo IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32, está presente e auxiliando as pessoas incumbidas do evento. Ele já trabalhou em BRAGANÇA PAULISTA e conhece bem a cidade. Outro associado nosso, também presente, é o MILTON LUIZ FESTA BASILE, 2º Secretário da Sociedade Amigos da 2ª Divisão do Exército (SASDE), que recentemente passou a residir em ATIBAIA.
Numa cerimônia onde prevalece a amizade do povo da hospitaleira BRAGANÇA PAULISTA condecoramos individualmente as oito personalidades escolhidas para serem agraciadas com as medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
O 2º TENENTE ANTÔNIO MARIA DA SILVA ALVES, do Exército Brasileiro, recebe a Medalha MMDC (ele já possui a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO). Vão ser condecorados com a GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
TENENTE-CORONEL PM MARCELO LUIZ FILOGÔNIO
CAPITÃO PM ELTON ARALDO DEMÉTRIO
CAPITÃO PM ULISSES DORATIOTTO DE OLIVEIRA
1º SARGENTO PM SÉRGIO DE ASSIS FLEMING
CHEFE DE ESCOTEIRO JOÃO FABIANO DE GODOY SILVA
CHEFE DE ESCOTEIRO LUIZ FERNANDO KAIRALLA DE QUEIROZ
CHEFE DE ESCOTEIRO PEDRO APARECIDO DALARME
Aliás, os escoteiros estão em peso nesta solenidade. Vale lembrar a eles as figuras do escoteiro ALDO CHIORATTO e os meninos OSCAR, DILERMANDO DOS SANTOS e DRÁUSIO, que morreram em 1932 durante a Revolução Constitucionalista.
Terminada a solenidade, o vereador leva-nos até a Cantina e Churrascaria Casa da Pizza e Vinho, onde, num ambiente agradável, numa noite maravilhosa, conversamos sobre o novo Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC que deverá ser inaugurado em 2014. Já tarde da noite, o motorista ÉDSON vai me conduzir até em casa. O vereador acompanha-nos e discutimos muita coisa para o futuro na cidade de BRAGANÇA PAULISTA.    

O corpo da universitária BRUNA LINO, 19 anos, foi enterrado hoje no Cemitério da VILA PAULICÉIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABCD. Ela morreu após cair em um fosso de elevador na USP, na madrugada do domingo. O prédio que foi palco do acidente estava abandonado. A estudante foi ao local com amigos após voltar de uma festa. Emocionados, familiares e amigos não quiseram contato com a imprensa. Eles usaram batom vermelho como forma de homenagear a vítima, conhecida pela sua vaidade. Apenas duas pessoas falaram com os jornalista: a irmã BÁRBARA LINO, 24 anos, e BRUNO BARROS, amigo que estava no mesmo local da universitária no momento do acidente.

O julgamento de quatro policiais envolvidos na morte do servente de pedreiro PAULO BATISTA DO NASCIMENTO, em novembro de 2012, foi anulado hoje. O advogado de defesa pediu uma perícia em um tablet, que rastreia a movimentação da viatura envolvida no caso. O aparelho ficou parado mais de uma hora no dia do crime. Como um dos jurados foi a favor da perícia, o julgamento foi anulado. Antes, um major e um tenente da Corregedoria da Polícia Militar depuseram afirmando que dois dos acusados relataram que a vítima foi baleada mais de uma vez enquanto era levada ao pronto-socorro. O TENENTE PM HALTONS KAY TIN CHEN e os soldados PM JAILSON PIMENTEL DE ALMEDIAK, MARCELO DE OLIVEIRA SILVA e FRANCISCO ANDERSON HENRIQUE, seguem presos até uma nova data de julgamento ser marcada.

RODRIGO FERREIRA DE SOUZA, de 20 anos, foi baleado após suposta troca de tiros com um policial militar à paisana, na noite de domingo, na Avenida CUPECÊ, CIDADE ADEMAR, zona sul da capital. O PM percebeu quando o bandido se aproximou de um casal que estava num FIAT IDEA. O agente deu voz de prisão ao suspeito, que reagiu e foi baleado, mas mesmo assim conseguiu fugir no carro, sendo encontrado momentos depois em um hospital. O casal não ficou ferido.

O cinema internacional sofreu duas perdas importantes no último fim de semana: PETER O ´TOOLE, astro do clássico “LAWRENCE DA ARÁBIA” (1962) e a belíssima JOAN FONTAINE, atriz de filmes de ALFRED HITCHCOCK.
O irlandês PETER O´TOOLE morreu no sábado, dia 14, aos 81 anos. Ele estava internado em um hospital em LONDRES havia um tempo, mas o agente do ator não deu mais detalhes, nem mesmo informou a causa da morte. O ator foi indicado ao OSCAR oito vezes. Por “LAWRENCE DA ARÁBIA”, responsável por deixá-lo conhecido mundialmente, e outros sete: “BECKET, O FAVORITO DO REI” (1964), “O LEÃO NO INVERNO” (1968), “ADEUS, MR. CHIPS” (1969), “A CLASSE GOVERNANTE” (1972), “O SUBSTITUTO” (1980) “UM CARA MUITO BARATINADO” (1982) e “VÊNUS” (2006). Porém, O´TOOLE recebeu, em 2003, OSCAR honorário como forma de recompensa e homenagem por não ter levado nenhuma estatueta até então.
Ontem, dia 15, foi a vez de JOAN FONTAINE. A atriz morreu de causa natural, aos 96 anos, em sua casa, numa cidade próxima da CALIFÓRNIA (EUA). Estrela do cinema dos anos 1940, JOAN ganhou a estatueta por sua atuação no filme “SUSPEITA” (1941), de ALFRED HITCHCOCK, no qual contracenou com CARY GRANT – ela foi a única atriz a ganhar o OSCAR por um filme do mestre do suspense. JOAN foi indicada três vezes pela Academia: “REBECCA: A MULHER INESQUECÍVEL” (1940), também de HITCHCOCK, e “DE AMOR TAMBÉM SE MORRE” (1943). Os últimos trabalhos da atriz foram produzidos para a TV norte-americana.

Não adiantaram protestos na Avenida PAULISTA, apelo dos advogados, choro da torcida...O que parecia erro se confirmou no Tribunal. Hoje, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD – julgou o caso da escalação irregular de HÉVERTON, no jogo contra o GRÊMIO, e considerou a PORTUGUESA culpada. Assim, o clube do CANINDÉ perdeu quatro pontos (um no empate com os gremistas mais três da infração) e está matematicamente rebaixada para a Série B. Com a queda dos paulistas, o FLUMINENSE permanece na elite. A PORTUGUESA, que também foi multada em 1 mil reais, pode recorrer, ainda sem data, o caso será julgado no Pleno do STJD. Nesta segunda audiência, a decisão em âmbito esportivo é definitiva. Se perder novamente, a LUSA promete recorrer à Justiça Comum. Os lusitanos saíram revoltados da sede do Tribunal, no RIO. Alegando que a decisão já estava tomada antes mesmo da sessão começar – e, na opinião deles, a favor do FLUMINENSE.

Depois de 33 dias de internação (ele teve alta do hospital no fim de novembro) e mais um período de repouso em casa, LUÍS GUSTAVO está liberado pelos medidos para voltar a gravar ‘JOÍA RARA’. Curado da endocardite, o ator volta à novela depois da virada do ano, nos primeiros dias de janeiro. Durante as seis semanas em que ficou na unidade intensiva, LUÍS GUSTAVO afirma que esteve lúcido. E a volta para casa tem um gosto especial. Não só pelo NATAL, mas porque a primeira neta, MARINA, está por vir nos próximos dias. “Na UTI não dá para saber quanto tempo passou, se é dia ou noite. Vai ser bom passar o NATAL em família, com a minha mulher (CRIS BOTELHO) e com a minha filha (JÉSSICA BLANCO), que está grávida de nove meses. O bebê pode vir a qualquer momento”, vibra o ator.
Nos bastidores de “JOÍA RARA” a volta de LUÍS GUSTAVO é ansiosamente esperada. Neta dele na ficção, MEL MAIA, a PÉROLA da novela, já sonhou com a volta do colega de elenco. “MEL ainda não sabe da situação dele. Ela sempre me pediu para visitá-lo. Como a situação era delicada, deixei o assunto um pouco de lado. Minha filha vai ficar muito animada”, comemora DÉBORA MAIA, mãe da pequena. Coautora da trama, THELMA GUEDES explica que é importante deixar o autor descansar após a fase dura hospitalar. “Vamos dar um tempinho a mais para ele descansar e voltar com força total depois do ANO-NOVO”.

Internado na UTI do Hospital MEMORIAL SÃO JOSÉ, em RECIFE, REGINALDO ROSSI – diagnosticado com câncer no pulmão – está precisando de doação de sangue. Para ajudar o amigo, o cantor NETINHO, que recentemente enfrentou um problema grave de saúde, pediu, pelo facebook, que as pessoas doem sangue ao músico. Em tempo: segundo o boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do hospital, no domingo, REGINALDO apresentou melhoras e já consegue se comunicar.

PHOEBE SIMPSON perdeu seu urso ROAR durante uma viagem de trem com sua família entre YORK e LONDRES, no último dia 13. Segundo o pai da garota, ela ficou devastada e passou o fim de semana chorando. Mas graças a uma campanha realizada no TWITTER e no FACEBOOK, PHOEBE conseguiu, enfim, reencontrar seu brinquedo favorito no REINO UNIDO, de acordo com o jornal “DAILY MIRROR”. A passageira LAUREN BISHOP VRANCH achou ROAR no trem. Imediatamente ela tirou uma foto do brinquedo e publicou no TWITTER, pedindo ajuda para encontrar o dono. A intenção de LAUREN era deixar o ursinho no setor de achados e perdidos da Estação KINGS CROSS no dia seguinte. Antes disso, porém, ela postou uma série de fotos de ROAR em diversas situações inusitadas, como em um pub, nos bastidores de um teatro e relaxando na cama de um hotel.
A atitude chamou a atenção na Internet e duas páginas foram criadas no FACEBOOK: LOST TEDDY BEAR (ursinho de pelúcia perdido) e SPOTTED ON THE TRAIN (visto no trem).
A página SPOTTED ON THE TRAIN conseguiu localizar a família da menina de pois de colocar uma foto do urso no FACEBOOK com uma mensagem sobre como ele foi achado. A foto foi compartilhada quase 8 mil vezes, e o pai da menina acabou sendo avisado. O “DAILY MIRROR” não diz a idade de PHOEBE.

Quatro prédios da Universidade de HARVARD foram esvaziados hoje após um alerta não confirmado de explosivos no campus. “O Departamento de Polícia da Universidade de HARVARD recebeu esta manhã um relato de que podem haver explosivos em quatro prédios do campus”, disse a instituição, uma das mais famosas do mundo, em seu website hoje. Policiais e cães farejadores fizeram buscas na Universidade.

Um dia depois do enterro de NELSON MANDELA, a ÁFRICA DO SUL comemorou o DIA DA RECONCILIAÇÃO – data em que são celebrados o fim da segregação racial e a união entre os povos do país. Em PRETÓRIA, capital executiva, uma estátua em bronze do principal símbolo dessa reconciliação, com 9 metros de altura, foi inaugurada no jardim do Palácio UNION BUILDINGS, sede do governo, que hoje completou 100 anos.

A coleta de dados telefônicos de milhões de americanos feita pela Agência Nacional de Segurança, na sigla NSA em inglês, é inconstitucional. A decisão do juiz RICHARD J. LEON foi baseada na Quarta Emenda, que protege a privacidade, para dar razão a uma ação judicial movida pelo fundador da FREEDOM WATCH, LARRY KLAYMAN. LEON  concedeu uma liminar que bloqueia temporariamente o programa da NSA.

A ONU pediu hoje 12,9 bilhões de dólares (cerca de 30,1 bilhões de reais) para aplicar em operações humanitárias em 2014. O valor, o mais alto já pedido pela organização, será usado para atender a 52 milhões de pessoas. As operações previstas para o próximo ano abrangem 17 países. A SÍRIA deve receber o maior aporte, US$6,5 bilhões (R$15,1 bilhões).        

2 014    :      -   TERÇA-FEIRA
LUCINDA levanta com dores de cabeça e também no pé esquerdo (reumatismo que a atacou ontem à tarde). Não tem condições de ir ao enterro de seu irmão APARÍCIO, agora cedo, no CEMITÉRIO DA VILA RIO, às 8 horas. Não é sua vontade, mas sim as suas condições físicas que impõem a impossibilidade de cumprir a última despedida ao ente querido.

Após ter participado do velório ao irmão da LUCINDA, no Cemitério VILA RIO, já altas horas da noite, tomei conhecimento de uma mensagem do THIAGO DE MORAES. Agora cedo elaboro uma resposta a ele.

Prezado Cel. Ventura,boa noite.
Em detrimento das ocorrências relatadas, eu juntamente com minha família sugerimos um painel de madeira trabalhada para fixar todas as placas e não macular as normas do Condephaat para ser colocada nas dependências do Monumento.Trata-se de uma Doação da Família Rodrigues Jardim Venancio  e Moraes para Sociedade - Doação com as cautelas legais e de praxe.
Necessito de um parecer favorável e medidas , bem como o formato ideal para compor e de certa forma dispor de espaço para outras homenagens futuras.
Se aceito aguardo com urgência para que eu possa mandar executar o projeto sendo assim compor um conjunto harmônico nas dependências do Monumento.      Cordialmente
Thiago De Moraes
CARO THIAGO
Estamos sem condições de trabalho no Monumento Mausoléu, face a não instalação de telefone e internet.
Nosso principal esforço, individual até, é realizar condignamente a Entrega do Colar da Vitória em 19 de dezembro, às 16 horas, no Obelisco do Ibirapuera.
Ontem estivemos empenhadíssimos na entrega de Ofícios de Outorga da honraria, além das enormes dificuldades para confecção dos diplomas.
Vamos pensar em sua idéia somente depois do nosso recesso administrativo, em 2015, após reunião da Diretoria Executiva, em princípios do ano.
Convido-o a participar da cerimônia de entrega do COLAR DA VITÓRIA, que homenageará a reinauguração do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, que se traduzirá em homenagem também a todos os heróis que tombaram no episódio cruento de 1932.

Minha manhã é dedicada às minhas memórias. Procuro atualizar o dia 16 de dezembro. Extraio trechos para serem colocados nos históricos do CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA e nos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, divididos em três parte. Isso é muito trabalhoso, mas serve para relembrar muitas coisas que já passamos nesta existência que irá completar 27 de dezembro.
Recebo uma mensagem de THAIS UKITA MATSUMOTO:

Thais Ukita Matsumoto 
15 de dezembro de 2014 18:46
Para: celmario@gmail.com, sociedade32@gmail.com
Olá, Coronel Mario,
Boa tarde!
Estivemos em contato em outubro e gostaria de saber se poderíamos entrevistar o senhor na próxima sexta-feira, dia 19/12, na parte da manhã, por ocasião da reabertura do Obelisco, que ocorreu no dia 9/12.
Grata pela atenção,
Thaís Matsumoto
Produção TV Brasil
11 3545-3042
TV Brasil - São Paulo
UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)

VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net - Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV - Canal 116
TVA digital - Canal 181 
POLÍCIA MILITAR
Decreto de 15-12-2014
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, os seguintes Oficiais da Polícia Militar do Estado:
a contar de 15-12-2014
QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES – QOPM
ao posto de Tenente-Coronel PM, por antiguidade, os Majores PM:
862726-6 Ivan Efimovicius Pieslak, do 45º BPM/M e 875619-8 Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, do 10º BPM/I.
ao posto de Tenente-Coronel PM, por merecimento, os Majores PM:
862729-A João Cláudio da Silva, do 44º BPM/M; 871863-6 Rinaldo Rodrigues Rachide, do GRPAe; 852029-1 Cláudio Roberto Sorge, do 36º BPM/I; 852071-2 Leônidas Dias da Silva Baier, do 8º BPM/M e 852076-3 Luiz Roberto de Oliveira Vicente,
do 17º BPM/I.
ao posto de Major PM, por antiguidade, os Capitães PM:
865875-7 Gilson Geraldo Gonçalves, do 6º BPM/I; 891236-0 Marcos Roberto Roque, do 33º BPM/M; 891302-1 Henguel Ricardo Pereira, do CBM e 891257-2 Arthur Alvarez de Souza, do 21º BPM/M.
ao posto de Major PM, por merecimento, os Capitães PM:
891272-6 Nedson Farley Costa Antunes Nobre, do C Com Soc; 891274-2 José Reinaldo Medeiros Vieira, do 5º BPRv; 910290-6 Luís Cláudio Figueiredo Barnabe, do 17º BPM/M; 910257-4 Wilson Cardoso Júnior, do 16º BPM/I; 910293-A Mauro Jesus Rocha, do 43º BPM/I; 891470-2 Ricardo Alencar Liberatori Hua, do CSM/MM; 891269-6 Márcio André Silva Nunes, do CBM; 880239-4 Jorge Cepeda de Aguiar, do CIPM; 891247-5 Alessandro da Silva, do 3º GB e 910294-9 Fábio Orlando Camargo, da C Mil.
ao posto de Capitão PM, por antiguidade, os PrimeirosTenentes PM:
964894-1 Eric Wilian Vilas Boas, do 7º GB; 943319-8 Marcelo Marques Azevedo, da Correg PM; 990069-1 Jefferson Alves de Lima, do 1º BPAmb; 990092-6 Ana Carolina Sydow de Barros, do C Med; 990081-A Rodrigo Gomes Carneiro, do 50º BPM/I; 990055-1 Carlos Henrique Boso, do 3º BPM/I; 990060-8 Rafael Gonçalves Machado, do 38º BPM/I; 990063-2 Michele César, do 11º GB; 961671-3 Lucimeire Jeronymo, do 23º BPM/I; 990108-6 Luís Fernando Sanches Pessoa, do CSM/MOpB; 990088-8 Márcio Cecílio Frasson, do CIAP; 990067-5 Eliezer Trindade dos Santos Júnior, do 32º BPM/M; 990056-0 Liliane Pinheiro Kriunas Rivoiro, do CPI-3; 990075-6 Carlos Roberto Klemp, do 51º BPM/I; 990077-2 Laerte Alexandre Cavalari, do 52º BPM/I e 990107-8 Gustavo Henrique do Nascimento, do 1º BPAmb.
ao posto de Capitão PM, por merecimento, os PrimeirosTenentes PM:
990125-6 Wagner Teixeira Lima, do 1º BPM/I; 971162-7 Lindolfo Gustavo dos Santos, do 51º BPM/I; 990022-5 João Carlos de Souza Machado Júnior, do 7º BPM/I; 990036-5 Álvaro Zocchio Júnior, do 4º BPChq; 990101-9 Herika Viana Costa, da PM-3; 990142-6 Priscila Mayume Oyama Ricardo, do CCB; 990029-2 Augusto Garção de Paiva, do 1º BAEP; 990146-9 Vladimir Goulart de arvalho, do CSM/M Tel; 990111-6 João Paulo de Miranda, do 22º BPM/I; 990102-7 erval Correia Filho, do 15º GB; 990137-0 Edson Gomes de Souza Júnior, da C Mil;
974635-8 Luciana Cardoso de Medeiros, do CPA/M-7; 913889-7 Luiz Carlos Gonzaga, do CPI-5; 990114-A Ronaldo Madio Pereira, do 3º BPChq; 990140-0 Mário Augusto Ferreira de Freitas, do 51º BPM/I; 975240-4 Isaias Pires, do 7º BPM/I e 990047-A Rafael Rodrigues Sabbatini, do 8º BPM/I.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - DENTISTAS
ao posto de Capitão Dentista PM, por antiguidade o Primeiro-Tenente Dentista PM:
924785-8 Marcelo Schwartz, do C Odont.
QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES - QAOPM
ao posto de Capitão QAOPM, por antiguidade, os PrimeirosTenentes QAOPM:
842416-A Paulo de Oliveira e Souza Júnior, do 13º GB; 901146-3 Joel Marcelo Saballo, do CCB; 875371-7 Márcial Piteri, do CPI-5 e 870982-3 Carlos Alberto Fernandes, do CPI-1.
ao posto de Capitão QAOPM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes QAOPM:
880869-4 Natal Minetto Júnior, do CPI-9; 884483-6 Vanderlei Luiz, do CPI-3; 760310-0 Ana Maria Adriano da Silva, do PMRG; 876759-9 Neilda Medeiros, da DP e 880898-8 Manoel Álvaro Egas Filho, do 16º BPM/I.
a contar de 24-5-2014
QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES – QOPM
ao posto de Capitão PM, por antiguidade, o PrimeiroTenente PM:
893208-5 Natanael Soares dos Santos, do 2º BPM/M.
MARIANO TAGLIANETTI, ao receber a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO CÍVICO DA LIGA DA DEFESA NACIONAL (LDN), assim se pronunciou:
HOMENAGEM A OLAVO BILAC
PATRONO DO SERVIÇO MILITAR
FUNDADOR DA LIGA DA DEFESA NACIONAL - LDN
DIA DO RESERVISTA 2.014
MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO CÍVICO DA LDN

Nesta data magna em que se comemora o centésimo quadragésimo nono aniversário de nascimento de OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC estamos recebendo a honra de sermos agraciados, conjuntamente com os demais integrantes desta cerimônia Coronel LUIZ CLÁUDIO BARROS DE OLIVEIRA, Capitão de-Mar-e-Guerra FRANCISCO DANTAS DE ALMEIDA FILHO, Coronel SANDERSON DIOTALEVI, Major ANTONIO MAURÍCIO GUIMARÃES e Doutor IVO DE ANGELIS, com a “MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO CÍVICO”, instituída pela LDN.
Estendamos merecida homenagem ao Ten. Cel. JOSÉ EVANE DUTRA presidente da LIGA DE DEFESA NACIONAL - LDN do PARANÁ, incansável batalhador pelos princípios que orientam as atividades de nossa ENTIDADE.
SER RESERVISTA antes de mais nada é marca indelével na existência DO JOVEM QUETENDO A OPORTUNIDADE DE SERVIR A PÁTRIA, portará consigo vida a fora disciplina assimilada durante o EXERCÍCIO MILITAR. A indisciplina, talvez mortal, da educação de nossos dias, encontra no SERVIÇO MILITAR um freio benéfico, verdadeiro alvíssaras, para o futuro, estimulando a mocidade para constante renovação espiritual, diante do enigma da existência.
É oportuno rememorar fragmentos do discurso de OLAVO BILAC “Aos jovens brasileiros” publicado no Boletim nº 4 de maio de 1.918 da LIGA DA DEFESA NACIONAL cuja oração cala fundo nos dias de hoje. Verberou esse preeminente baluarte da brasilidade em discurso a mocidade, que foi tônica dapregação pela cidadania, ao empreender peregrinação pelo País conscientizando os brasileiros da necessidade do SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO:

“Adestrai-vos! Conquistareis força física e moral. A força do corpo sem a força da alma é brutalidade. Mas também, sem o vigor do corpo, o espírito enfraquece e anula-se. A fraqueza física, que acarreta a enfermidade e a miséria, gera a debilidade do amor próprio, o descontentamento, o despeito, o medo, a inveja. Não pode haver um homem em um corpo sem alma porém também não pode haver ideal em um espectro, em uma alma sem corpo.
Força e crença! A falta de crença que mantém a mais perniciosa das castas de que se compõe as sociedades: A DOS INDIFERENTES.
Dante, quando entrou no Inferno, ainda no vestíbulo da morada dos eternos castigos, antes de visitar o vórtice dos nove círculos horríveis, encontrou uma triste multidão, cujos longos gemidos ressoavam no ar escuro, na temerosa noite em que não ardiam estrelas. ERAM AS SOMBRAS DOS “SEM ALMAS”, DOS NEUTROS, DOS INDIFERENTES, DOS QUE VIVEM SEM MERECER LOUVOR NEM DESPRÊZO.
O mundo está cheio de almas como estas: NÃO SÃO BOAS NEM MÁS, ATRAVESSAM A EXISTÊNCIA SEM FÉ, SEM ENTUSIASMO, SEM IDEAL - POBRE REBANHO DE CONSCIÊNCIAS DÉBEIS, DE VONTADES ENFERMAS, DE CORAÇÕES SEM ASAS... Condenou-as Dante, porque elas não aproveitam a vida que Deus lhes deu, VIVEM SEM VIVER, E NÃO DEIXAM NO MUNDO MEMÓRIA SUA: e, ao mesmo tempo, as desprezam a JUSTIÇA e a MISERICÓRDIA.
OS INDIFERENTES SÃO AINDA PIORES DO QUE OS MAUS. Os maus podem um dia ser bons. Mas não se pode extrair bondade dos que não são bons nem maus - ENTES AMORFOS, INDOLENTES, APÁTICOS, QUE TEM OLHOS E NÃO QUEREM VER, TEM NERVOS E NÃO QUEREM SENTIR, TEM CEREBRO E NÃO QUEREM PENSAR...
FUGI DA INDIFERENÇA, interessai-vos por tudo, e tende crença! -PESSIMISMO É ENFERMIDADE REPUGNANTE.”

As FORÇAS ARMADAS se constituem na maior fonte de educação cívica do BRASIL hodierno. Contribuem forjando através dos RESERVISTAS a nacionalidade.
Essa missão identifica-se com a luta empreendida por esse vulto inconfundível: OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC - PATRONO DO SERVIÇO MILITAR.
Curitiba, 16 dezembro de 2.014.
Mariano Taglianetti/ Patriota JULIO MARCONDES SALGADO /Embaixador M.M.D.C. da Sociedade Veteranos de 32  / Adv. Constitucionalista.

O juiz SÉRGIO MORO acolheu a denúncia contra dirigentes e funcionários das empreiteiras CAMARGO CORRÊA, MENDES JÚNIOR e UTC. Também foi aceita a denúncia contra outras cinco pessoas que já são alvo de outras ações judiciais. Eles respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documentos falsos e corrupção. Com isso, passam a ser réus no processo executivo da construtora MENDES JÚNIOR, entre eles os vice-presidentes SÉRGIO CUNHA MENDES e ÂNGELO ALVES MENDES, o presidente e dono da empreiteira UTC, HUMBERTO RIBEIRO PESSOA, e JOÃO DE TEIVE e ARGOLLO, diretor de novos negócios. No caso da CAMARGO CORRÊA, viraram réus DALTON DOS SANTOS AVANCINI, presidente; JOÃO RICARDO AULER, presidente do conselho de administração; e EDUARDO HERMELINO LEITE, vice-presidente, além de ADARICO NEGROMONTE, irmão do ex-ministro das Cidades, MÁRIO NEGROMONTE. MENDES admitiu ter feito depósitos de 8,028 milhões de reais, entre 2011 e 2012, nas contas das empresas de fachada utilizadas por YOUSSEF para repassar propina a agentes públicos e políticos. A UTC comandava os encontros dos representantes do chamado "clube", que rateava as obras da estatal. Até agora, 36 acusados de participação no esquema foram processados.

O Ministério Público do RIO DE JANEIRO denunciou à Justiça, hoje, o ex-presidente da PETROBRÁS JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI e a empreiteira ANDRADE GUTIERREZ por suspeita de superfaturamento. As irregularidades teriam acontecido nas obras de ampliação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento LEOPOLDO AMÉRICO MIGUEZ DE MELLO, da própria PETROBRÁS, e de implantação do Centro Integrado de Processamento de Dados. O custo do centro de processamento pode chegar a 32 milhões de reais. As obras foram realizadas entre os anos de 2005 e 2010, ainda na gestão GABRIELLI, que nega as irregularidades.

Dois policiais militares foram presos na noite de segunda-feira, dia 15, suspeitos de fazer parte de uma quadrilha especializada em assaltar bancos e explodir caixas eletrônicos, além de roubar residências. Um outro homem suspeito de compor o esquema também foi detido.
De acordo com informações do DEIC, pelo menos 16 policiais militares estão sendo investigados por integrar o bando ou facilitar a atuação dos criminosos.
Os policiais monitoravam as ocorrências via rádio e, quando alguma denúncia era comunicada à central telefônica 190, eles avisavam os bandidos, que conseguiam fugir a tempo.
Um dos PMs detidos, um soldado de 36 anos, foi preso em flagrante recebendo uma propina de quatro mil reais.
Outro soldado, de 33 anos, foi detido ao se apresentar num batalhão de trânsito da corporação na zona leste da cidade.
Ainda segundo o departamento da Polícia Civil, o terceiro suspeito detido, de 19 anos, faz parte de uma quadrilha que roubava bancos e explodia caixas bancários.
A Corregedoria da Polícia Militar também vai investigar a ação dos agentes e acompanhar a investigação da Polícia Civil.
De janeiro até agora, cerca de 60 pessoas foram detidas por explosões a caixas eletrônicos, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Uma operação que envolveu as polícias civis da BAHIA e de SÃO PAULO libertou no último domingo, dia 14, uma jovem de 20 anos, de DIADEMA, no ABC paulista, mantida por quatro meses em cárcere privado pelo namorado na cidade baiana de SERRINHA. A vítima era agredida física e psicologicamente pelo companheiro, de 25 anos.
A Delegacia de Defesa da Mulher de DIADEMA registrou a denúncia no último dia 10, quando a mãe e a irmã da vítima foram até o distrito policial. Com isso, foi solicitado apoio da polícia baiana para localizar a vítima e o agressor. A jovem contava à família que D.T.M. a agredia constantemente e não a deixava sair sozinha sem autorização. A violência era tolerada pelos familiares do agressor, que apoiavam o tratamento que D. dava à vítima.

O morador de rua conhecido como MASSAO, que teve o corpo queimado enquanto dormia em uma rua do bairro IPIRANGA, zona sul de SÃO PAULO, morreu nesta manhã. Ele estava internado no Hospital das Clínicas de SÃO PAULO em estado grave e não resistiu aos ferimentos. Vivia embaixo da linha do EXPRESSO TIRADENTES, na Avenida JUNTAS PROVISÓRIAS. A Policia Civil investiga o caso, mas ainda não tem pistas sobre quem teria colocado fogo no morador de rua. Vizinhos e comerciantes ajudaram a socorrer o homem. Ele dormia em uma barraca improvisada e no local havia material reciclável que, por ser inflamável, fez o fogo se espalhar rapidamente. As chamas voltaram cinco horas depois e a polícia teve de isolar novamente a avenida para os bombeiros controlar o fogo.     

Numa ação considerada uma das mais sangrentas dos últimos ano no PAQUISTÃO, um comando taleban invadiu uma Escola Pública do Exército, em PESHAWAR, principal cidade do noroeste do país, disparando indiscriminadamente. O cerco, que durou mais de oito horas, terminou com 141 mortos, além de sete extremistas que se suicidaram.
Segundo o GENERAL ASIM SALIM, entre os mortos estão 132 alunos - a grande maioria crianças - e nove funcionários da escola, localizada em uma área de classe média alta.Todos os extremistas vestiam coletes suicida. Cerca de 960 estudantes foram resgatados.
Muitos alunos, com idades entre 12 e 16 anos, foram executados com tiros na cabeça. Em entrevista à rede NBC, uma fonte militar não identificada disse que um dos professores foi queimado vivo. "Eles literalmente tocaram fogo no professor com gasolina e fizeram as crianças assistirem. "O Chefe do Exército, RAHEEL SHARIF, prometeu lutar até que todos os terroristas sejam completamente eliminados do PAQUISTÃO. "Este medonho ato covarde de matar inocentes indica claramente que eles (militantes) não são apenas inimigos do PAQUISTÃO, mas inimigos da humanidade."
Os militantes tinham ordem para matar somente os mais velhos, mas aparentemente não foi o que ocorreu. O ataque foi condenado pelo presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, que classificou a ação dos talebans de "odiosa", e também pelo secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON. A ação, reivindicada pelo TTP (MOVIMENTO DOS TALEBANS DO PAQUISTÃO), principal grupo islamita do país, é significativa por ter tido como alvo filhos de membros do Exército. De acordo com um porta-voz do grupo, o atentado foi planejado em vingança a operações militares. Centenas de extremistas foram mortos em uma ofensiva militar recente. "Nós escolhemos a escola do Exército porque o governo tem como alvo as nossas famílias e mulheres. Queremos que eles sintam a dor", disse o porta-voz taleban MUHAMMAD UMAR KHORASANI.
A paquistanesa MALALA YOUSFZAI, 17, ganhadora do NOBEL DA PAZ deste ano pela sua campanha pela educação, disse que ficou com o coração partido pelo ataque. MALALA foi baleada na cabeça em um ônibus escolar por militantes do TALEBAN em 2012.
"Estou de coração partido por este ato sem sentido e a sangue-frio de terror", disse. Ela vive na região central da INGLATERRA, mas falou através de um comunicado. "Crianças inocentes em sua escola não têm espaço num horror com este. Eu condeno estes atos atrozes e covardes e permaneço unida com as forças governamentais no PAQUISTÃO, cujos esforços até agora para resolver este acontecimento horrível são louváveis".

Ao menos seis pessoas de uma mesma família morreram na segunda-feira após o ataque de um ex-militar em três localidades diferentes, no subúrbio de FILADÉLFIA, nos ESTADOS UNIDOS. O suspeito é o ex-militar BRADLEY WILLIAM STONE, de 35 anos, que teria disparado e matado sua ex-mulher, com um tiro na cabeça, além de cinco outros membros de sua família. Um adolescente também foi baleado e estava em estado grave hoje. As vítimas ainda não foram identificadas, mas todas têm uma "ligação familiar" com STONE.    

X