segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PUBLICO, A PEDIDO, A ATA DA ÚLTIMA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DOS NÚCLEOS E DAS COMISSÕES EM 19 DE AGOSTO DE 2016, NA SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC - PRAÇA IBRAHIM NOBRE, S/Nº, MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 - SÃO PAULO/SP

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DOS NÚCLEOS E DAS COMISSÕES EM 19 DE AGOSTO DE 2016, NA SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC – PRAÇA IBRAHIM NOBRE, S/Nº, MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 SÃO PAULO/SP

   Aos dezenove dias do mês de agosto de 2016, na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Praça Ibrahim Nobre, s/nº, Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 - SP, realizou-se a reunião da Diretoria Executiva e dos presidentes dos Núcleos e das Comissões, sobre a presidência do CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA. Compareceram nessa reunião: RODRIGO GUTENBERG, Presidente do Núcleo MMDC NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO"; ANTONIO CARLOS CIMINO, Presidente do Núcleo MMDC-NON DVCOR, DVCO; RENATA NOBRE RIBEIRO DA LUZ (convidada); MARIA LÚCIA CAMARGO, Diretora Jurídica; CAPITÃO PM VIVIANE SANTA, Respondendo pela Presidência do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”; ARTHUR GARCIA VIGNONE (convidado); ELZA D´AMBROSIO BUSATO, Comandante do Exército Constitucionalista; ORÍTIA ABREU SERAFIM, Diretora da Juventude; WILLIAM MASCARENHAS WORTH, Chefe do Estado Maior do Exército Constitucionalista; SÍLVIA REGINA G. LUZ MAGALHÃES (convidada); TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO ALVES CANGERANA NETO, Presidente do Núcleo MMDC-CENTRO “HERÓIS DA PRAÇA DA REPÚBLICA. 

Às 14:30 horas, o Sr Presidente MARIO FONSECA VENTURA, empossado em 7 de julho de 2015 para o biênio 2015/2017, deu início aos trabalhos da reunião da Diretoria Executiva e dos presidentes dos Núcleos e das Comissões, com uma salva de palmas às bandeiras existentes no local da Reunião, como reza o nosso Estatuto.

Como Secretário nomeado “ad hoc”, eu, RODRIGO GUTENBERG, passei a coligir os dados da presente reunião.

O Presidente discorre sobre o objetivo desta reunião, pronunciando-se:
Nossos agradecimentos a todos que procuram enaltecer o Ideal de Direito de 32. Há nos tempos atuais a busca pelo civismo e a necessidade de melhoria do povo brasileiro. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC traz para os nossos dias todo o heroísmo daqueles que pegaram em armas para derrubar a ditadura vigente naquela época.  Temos realizado um esforço tremendo para o engrandecimento do MMDC, atingindo o número significativo de 53 núcleos, sendo que outros surgirão brevemente.
No ano passado realizamos 237 eventos, ultrapassando o número de 230 de 2014. Isso é possível justamente por causa da construção dos núcleos, verdadeiros  pontos avançados da Sociedade em todo o estado e até fora dele.
  
Precisamos repensar a COFAM (Comissão dos Familiares dos Heróis de 32), que ultimamente está “adormecida”). Com a perda dos nossos veteranos, restando apenas vinte e quatro deles vivos, é obrigação do MMDC voltar seus esforços no sentido de que os ideais de 32 continuem sendo propagados pelos seus descendentes. Nesse sentido, nomeio a atual Comandante do Exército Constitucionalista, dona ELZA D´AMBROSIO BUSATO, como Presidente da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32.

Uma outra Comissão criada há alguns anos atrás, mas que foi esquecida por vários motivos, é a de EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO. Encarregada de buscar novos rumos para a Sociedade, além de proporcionar eventos que possam engrandecer a Entidade, deverá oferecer motivos para novos horizontes. Para tanto, a partir de hoje, passa a ser Presidente dessa Comissão o Doutor SIDNEI LOBO PEDROSO.

O MMDC tem como ponto sensível a Diretoria da Juventude. A Presidência pretende inovar esse setor e nomeia a senhora SÍLVIA REGINA GROWESTI LUZ MAGALHÃES para ocupar esse cargo, que deverá expandir as finalidades junto à mocidade de todos os nossos núcleos. Exercerá suas funções no Núcleo TENENTE AMÉRICO RAMALHO, com contato direto com a Presidência.
ORÍTIA ABREU SERAFIM ocupará o Comando do Exército Infanto Juvenil “ALDO CHIORATTO”, devendo prestar seus serviços com orientação direta da Diretora ora nomeada.

Nomeio, nesta oportunidade, o Comandante do CPA/M-7, CORONEL PM ALBERTO MALFI SARDILLI, Presidente do NÚCLEO MMDC-GUARULHOS. Escolherá sua diretoria a partir de hoje. Também nomeio o Comandante do 11º BPMI, TENENTE-CORONEL PM HENRIQUE PEREIRA DE SOUZA NETO como Presidente do NÚCLEO MMDC-JUNDIAI, que escolherá sua diretoria.

Recentemente foi criado o grupo “AMIGOS DO MMDC”. A coordenação desse grupo está sendo feita pelo Presidente do Conselho Fiscal, FERNANDO MORENO. Já no primeiro jantar, realizado em 29 de julho, demonstrou uma incrível coesão de idéias, todas carreadas para abrir os horizontes do MMDC.

Temos necessidade de buscar novos associados. Caso consigamos atingir o número de 600 associados policiais militares, poderemos pleitear o desconto em folha. Isso resolverá de uma vez por todas os problemas financeiros que, periodicamente, a Sociedade sofre. A inadimplência é algo muito sério no MMDC. Muitos associados, numa média de 40%, “esquecem” suas obrigações estatutárias e, simplesmente, não cumprem com os pagamentos trimestrais, obrigando um desdobramento desnecessário de esforços no sentido de compelir os faltosos a pagar suas mensalidades, com a expedição de novos boletos. Isso acarreta perda de tempo e esforço da pessoa encarregada do setor financeiro.
A estrutura administrativa da Sociedade é algo que precisa ser pensado. Vamos dar obrigações aos núcleos no sentido de colaborarem na elaboração de diplomas e fiscalização das pessoas que são escolhidas para serem agraciadas com nossas honrarias. Os prazos estabelecidos não são cumpridos, muito embora tenhamos distribuído a todos o Plano de Ação para o ano em curso.


Há necessidade de dinamizar as atividades da Sociedade através de uma novo Estatuto. O atual engessa o desenvolvimento do MMDC. Hoje, a Sociedade agigantou-se e precisa de mecanismos modernos no sentido de atingir patamares importantes no cenário nacional. Já criamos a Associação Paranaense MMDC e HERÓIS DO CERCO DA LPA, na cidade de CURITIBA. Temos contatos com outros estados e até fora do Brasil. Solicito que os senhores pensem numa revisão estatutária, a médio prazo, agilizando os futuros caminhos do MMDC. Em setembro do ano passado foi redigido um ofício ao Senhor Diretor de Ensino e Cultura, Administrador do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, procurando novos caminhos para a Sociedade, principalmente porque a Polícia Militar do Estado de São Paulo está intimamente ligada aos destinos do MMDC. O Obelisco é a peça chave de todo nosso esforço, considerado um marco na história da Nação. Desde a sua reabertura ao público pudemos constatar que cerca de turistas de quarenta países estiveram visitando o Obelisco. No entanto, os próprios habitantes de São Paulo não o conhecem e isso é uma falta que os órgãos governamentais precisam corrigir.    
Após a leitura do texto que motivou essa reunião, é dada a palavra aos participantes. Muita discussão a cerca da necessidade de um novo estatuto. Haverá um trabalho em conjunto nesse sentido, a fim que tenhamos para o futuro um estatuto enxuto e de acordo com as necessidades do atual MMDC.

Foi assinalado pelo Senhor Presidente que os canais de comunicação entre as diretorias, núcleos e comissões estão abertos, salientando que a divulgação dos trabalhos de todos deverá ser prioridade nos blogs, sites e redes sociais. Todos devem colaborar com RODRIGO GUTENBERG, encarregado do site da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Completada a finalidade desta reunião, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião por volta das 16 horas. E, para constar, digitei a presente ata, que, depois de lida e aceita, vai assinada pelo Senhor Presidente e por mim:
________________________
MARIO FONSECA VENTURA
Coronel PM  Presidente


____________________
RODRIGO BITENCURT

Secretario "AD HOC” 

POLICIAIS MILITARES RECUPERAM COFRES FURTADOS DE LOTÉRICA NA ZONA SUL DE SÃO PAULO - POLÍCIA MILITAR ENCONTRA DINAMITES EM LOCAL USADO PARA O ESTOQUE E VENDA DE DROGAS NA CIDADE DE COTIA/SP - BLOG DA PMESP

POLICIAIS MILITARES RECUPERAM COFRES FURTADOS DE LOTÉRICA NA ZONA SUL DE SÃO PAULO

Blog da Polícia Militar do Estado de São PauloemBLOG DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - Há 2 horas
13/11/16 Policiais Militares 2ª Companhia do 50º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano detiveram 03 criminosos que haviam roubado uma residência e feito uma família de refém no bairro Jd. Eliana. Por volta das 15h50, o Centro de Operações da Polícia Militar, informou que pela rua Pedro Escobar, no Jardim Eliana, 04 criminosos armados, invadiram uma residência e mantiveram uma família como refém durante a madrugada. Mais tarde, os criminosos ainda na residência, cortaram algumas paredes da casa para acessar 02 cofres de uma casa lotérica que fica atrás da residência invadida, e ... mais »

POLÍCIA MILITAR ENCONTRA DINAMITES EM LOCAL USADO PARA O ESTOQUE E VENDA DE DROGAS NA CIDADE DE COTIA/SP

Blog da Polícia Militar do Estado de São PauloemBLOG DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - Há 7 horas
12/11/16 Policiais Militares da Força Tática do 33º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano prendem 02 homens em local utilizado como estoque de drogas e produtos explosivos na cidade de Cotia. Os policiais foram averiguar uma denúncia no bairro Miguel Mirizola, sobre um local utilizado para guardar e vender drogas. A equipe realizou incursão a pé e no local, detiveram 02 homens com 690 invólucros de crack dentro de uma mochila. No local foram encontrados: 175 eppendorfs de cocaína, 129 invólucros de maconha, 01 sacola com 1 kg de cocaína, 02 pés de maconha com 1 metro altura, R$ ... mais »

Franck Pourcel - Grandes éxitos 1

12 DE NOVEMBRO DE 2016 - SÁBADO

D I A     D O Z E     D E     N O V E M B R O      D E      2 016     –      S Á B A D O.
79 anos, 10 meses e 16 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 127º DO ANO 67º
58 anos e 159 dias na PMESP
57 anos e 271 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 931 dias – 499 220 horas.
28 anos e 243 dias no Posto de Coronel – 344 meses e 1 dia.
5 anos e 128 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
11 004 dias CORONEL - 24 anos e 334 dias na reserva.
11 088-663 168                        11 004-257 644                               10 729-251 220.
DIA DE SÃO JOSAFÁ KUNCEWYCZ. Nasceu na UCRÂNIA, por volta de 1580.  Originalmente membro da religião cismática russa, converteu-se à Igreja Católica Apostólica Romana em 1595. Em 1596, os rutenos se uniram à Igreja de ROMA, fato que repercutiu como uma traição entre os ortodoxos. JOSAFÁ era um monge basiliano que, em 1618 foi aclamado bispo de POLOTSK; era entusiasta do papado e da aproximação com ROMA. Por isso, foi considerado renegado e mau patriota. Sua atividade foi intensa e sempre voltada à unidade dos cristãos. Por isso, foi assassinado durante visita pastoral a VITESBK.

DIA DOS SUPERMERCADOS

DIA DO DIRETOR DE ESCOLA


Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente, nem no futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer...
e morrem como se nunca tivessem vivido.
DALAI LAMA

1409 a. falece o PAPA BONIFÁCIO III em 12 de novembro de 607.
1361 a. falece o PAPA MARTINHO I, em 12 de novembro de 655.
981 a. morre o REI CANUTO, o GRANDE da DINAMARCA, INGLATERRA e NORUEGA em 12 de novembro de 1035. Nasceu em 995.
468 a. GONÇALO DE SOUSA é autorizado a mandar para ILHA DO CORVO escravos de sua confiança como agricultores e criadores de gado em 12 de novembro de 1548.
270 a. falece GEORG STELLER, naturalista e explorador alemão, em 12 de novembro de 1746. Nasceu em 1709.
270 a. nasce JACQUES CHARLES, químico francês, em 12 de novembro de 1746. Nasceu em 1823.
270 a. nasce JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER – TIRADENTES - em uma fazenda entre a VILA DE SÃO JOSÉ (hoje a cidade de TIRADENTES) e SÃO JOÃO DEL REY, em MINAS GERAIS, no dia 12 de novembro de 1746. Filho de um português com uma brasileira, TIRADENTES logo começou a trabalhar e fez de tudo. Foi comerciante, minerador, um pouco médico e dentista, e também militar. Mas, acima de tudo, TIRADENTES foi uma pessoa inconformada, que decidiu protestar contra o abuso de PORTUGAL sobre sua colônia, o BRASIL. Na época de TIRADENTES, o BRASIL era explorado pelo país europeu e todo o ouro extraído de nossas terras era enviado para PORTUGAL. TIRADENTES decidiu organizar um movimento para que o BRASIL se tornasse independente. E não foi difícil juntar pessoas descontentes. O problema é que TIRADENTES foi traído e denunciado ao governador de MINAS GERAIS, VISCONDE DE BARBACENA. Daí vem o nome INCONFIDÊNCIA MINEIRA, ou seja, traição, infidelidade mineira. TIRADENTES foi preso, enforcado em praça pública – na atual PRAÇA TIRADENTES, no RIO – e teve sua cabeça exposta nas ruas de OURO PRETO, em MINAS, no dia 21 de abril de 1792.   
213 a. proclamada a independência do HAITI, em 12 de novembro de 1803.
201 a. nasce ELIZABETH STANTON, em 12 de novembro de 1815. Foi líder em movimentos pelos direitos da mulher.
193 a. D. PEDRO I manda o Exército invadir o Plenário da Assembléia Constituinte, dissolve os seus trabalhos e manda prender JOSÉ BONIFÁCIO, em 12 de novembro de 1823. Diversos deputados são exilados.
176 a. nasce AUGUSTE RODIN, escultor francês, em 12 de novembro de 1840. Falece em 1917.
174 a. nasce JOHN WILLIAM STRUTT, matemático e físico inglês, em 12 de novembro de 1842. Falece em 1919.
152 a. inicia a guerra da TRÍPLICE ALIANÇA, que une BRASIL, ARGENTINA e URUGUAI contra o PARAGUAI, em 12 de novembro de 1864. O vapor paraguaio TACUARI prende o navio brasileiro MARQUÊS DE OLINDA, que subia o RIO PARAGUAI rumo à então Província de MATO GROSSO.  
133 a. nasce o GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO, no RIO DE JANEIRO, a 12 de novembro de 1883. Filho de JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, veterano da GUERRA DO PARAGUAI, permitiu-lhe a entrada no Colégio Militar do RIO, de onde rumou para a Escola Militar. Quando cadete, tomou parte, com seus colegas, na chamada “revolta da vacina obrigatória”. O que importou em seu desligamento do corpo discente, sendo anistiado, com os demais, no ano seguinte. Quando alferes, em 1911, mereceu ir aperfeiçoar-se na ALEMANHA, onde permaneceu dois anos num regimento de cavalaria em OHLAU, na PRÚSSIA ORIENTAL. De regresso ao BRASIL, com outros jovens tenentes que igualmente haviam servido na ALEMANHA – BERTOLDO KLINGER, GENSERICO DE VASCONCELOS, AUGUSTO DE LIMA MENDES e outros, os chamados “jovens turcos” – fundou a revista “DEFESA NACIONAL”, que propugnava pela modernização do Exército. Tido como “civilista” durante a campanha de RUY BARBOSA e do MARECHAL HERMES DA FONSECA, nem por isso seus estudos no Exército Alemão deixaram de influir na organização militar brasileira da época. Tomou parte nas lutas do CONTESTADO, aí recebendo uma medalha de mérito por ter salvo a vida de um soldado. Pouco antes de partir para o PARANÁ, casou-se com VALENTINA BASTOS DA SILVA, filha do médico GUILHERME ALVES DA SILVA, de destacada atuação no combate à febre amarela na cidade de CAMPINAS. De volta ao RIO, foi instrutor na ESCOLA MILITAR DO REALENGO e, graças ao respeito e à estima que lhe dedicavam os cadetes, pode, em 1922, debelar o movimento de rebeldes daquele educandário. Do 1º Regimento de Cavalaria Divisionário, onde serviu como capitão, passou ao gabinete do Ministro da Guerra, general SETEMBRINO DE CARVALHO, tornou-se aí amigo do capitão PALIMÉRCIO DE REZENDE, figura do mais alto relevo na Revolução Constitucionalista de São Paulo. Em 1923, sua dedicação pessoal logrou que as facções em luta no RIO GRANDE DO SUL, a do presidente BORGES DE MEDEIROS e a de seu opositor ASSIS BRASIL, voltassem à paz, assinando seus chefes o “TRATADO DE PEDRAS ALTAS”. Em 1930, a Revolução de 3 de outubro o surpreende na cidade de SANTANA DO LIVRAMENTO, onde, como coronel, comandante da 2ª Divisão de Cavalaria, se encontrava em inspeção. Preso, recusou-se a voltar ao serviço ativo e imediatamente iniciou a conspiração contra o Governo Provisório que levaria ao Movimento de 9 de julho em SÃO PAULO, tendo aí comandado a 2ª DIVISÃO DE INFANTARIA EM OPERAÇÕES. É a história de Movimento e da DIO que EUCLYDES FIGUEIREDO contaria em sua Contribuição para a HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. Exilado, primeiro em LISBOA, depois em BUENOS AIRES, continuou conspirando, na esperança de nova ação contra o GOVERNO PROVISÓRIO, partindo do Rio Grande do Sul. Sobrevindo a anistia e a aceitação de convocação de uma Assembléia Constituinte pelo Governo Ditatorial, o que inegavelmente representava uma vitória dos ideais paulistas, EUCLYDES FIGUEIREDO regressou do exílio e, com PALIMÉRCIO DE REZENDE, candidatou-se a deputado federal, em vagas que, a ambos, o Partido Republicano Paulista oferecera em sua chapa. Não conseguindo êxito, fundaram uma firma de engenharia, PALIMÉRCIO & FIGUEIREDO, cujo nome mal ocultava a sede de nova conspiração, iniciada ante a visível burla que se armava contra o nem bem iniciado período constitucional do governo VARGAS. O golpe comunista de 1935 truncou essa conspiração – e foi fator decisivo para levar o BRASIL ao regime totalitário, de molde fascista, o “ESTADO NOVO”. EUCLYDES FIGUEIREDO voltou a conspirar. Preso em novembro de 1937, solto e novamente detido em março de 1938, aquiesceu juntamente com ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA, OCTÁVIO MANGABEIRA e outros, em apoiar a tentativa de deposição de GETÚLIO VARGAS, promovida por dissidentes do INTEGRALISMO e adversários democratas do ESTADO NOVO. Condenado pelo Tribunal de Segurança Nacional a quatro anos de reclusão, foi cassada a patente de Coronel, decretada sua morte, passando sua esposa à condição de “viúva”, e dois de seus filhos, EUCLYDES e DIOGO, à condição de “alunos órfãos” do Colégio Militar. Da CASA DE CORREÇÃO, onde esteve quase dois anos, e da FORTALEZA DE SANTA CRUZ, mandava clandestinamente artigos de comentários da guerra que O JORNAL publicava sob assinatura de UM OBSERVADOR MILITAR. Do mesmo modo, colaborou anonimamente ao JORNAL DO COMÉRCIO.
Libertado em 1942 graças a uma petição de “livramento condicional” que não assinou – e cuja ata de libertação também se recusou a assinar – foi eleito deputado à Constituinte de 1945, pelo Distrito Federal, na chapa da UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL. Sua atuação nessa Assembléia e no legislativo subseqüente está marcada por várias proposições, por um trabalho tenaz como membro de comissões da Câmara Federal, pela apresentação do ante-projeto de Lei de Direitos Autorais elaborado pela Associação Brasileira de Escritores, e por um projeto de extinção da Polícia Especial, o órgão de repressão remanescente do ESTADO NOVO utilizado para dissolver um comício popular.
Terminado seu mandato e não logrando eleger-se senador, votou às atividades de engenheiro. Aceitou dirigir em SÃO PAULO a Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC –, cargo que abandonou denunciando as irregularidades que ali surpreendera. Não mais voltou à política. Faleceu em CAMPINAS, a  20  de  dezembro  de  1963, deixando os filhos GUILHERME, advogado e jornalista; JOÃO BAPTISTA, EUCLYDES e DIOGO, militares; LUIZ FELIPE, dentista; e MARIA LUIZA, casada com o médico RAFAEL PEREIRA DA SILVA.
127 a. nasce WILLIAM ROY DeWITT WALLACE, um dos criadores das publicações READER´DIGEST, uma das coleções mais lidas em todo o mundo, em 12 de novembro de 1889.
119 a. das seguintes publicações feitas pelo DIÁRIO POPULAR em 12 de novembro de 1897: refere pessoa que viu e também carta que recebemos que se está construindo com o tácito consentimento da Câmara Municipal, um prédio em logradouro público! É um escândalo e convém explicá-lo claramente. Pedem-nos para chamar a atenção das autoridades policiais para umas mulheres de má vida, moradoras no começo da Rua da LIBERDADE, cujo modo de proceder ofende o decôro. Soubemos que ontem o ilustre escritor português senhor CARRILHO VIDEIRA, atualmente em trânsito por SÃO PAULO, sofreu um acidente de alucinação e como tal teve de ser recolhido. Uma sessão noturna na Câmara dos Deputados leva a discussão sobre o TRATADO DO AMAPÁ. Atinge já a cem contos de réis a subscrição aberta em favor da família do MARECHAL MACHADO BITTENCOURT. A polícia procede às mais severas indagações para prender os acusados de co-participação no crime do dia; já foram presos mais os senhores LUIZ PEREIRA, agente de loterias/ BERTHOLINO FERREIRA, ADOLPHO GONZAGA e VERÍSSIMO VIEIRA, oficial da Secretaria da Viação.
As tropas inglesas que operam na fronteira da ÍNDIA estão sitiadas pelos insurretos. 
110 a. das seguintes publicações nos jornais de 12 de novembro de 1906 (segunda-feira): Na presença dos senhores RODRIGUES ALVES, contra-almirante JUSTINO PROENÇA, PEREIRA PASSOS e convidados, foi inaugurado o belo parque de SÃO CHRISTÓVAM (RIO); em ROMA, por motivo do seu aniversário, o rei VICTOR MANUEL recebeu inúmeros telegramas de felicitações; pelo recenseamento ultimamente realizado, a população do RIO DE JANEIRO é de 811.265 habitantes, dos quais 463.115 homens e 348.158 mulheres; o senhor ministro da Fazenda aprovou o desenho-projeto organizado pela Casa da Moeda para as novas notas que vão ser emitidas pelo BANCO DO BRASIL.
110 a. SANTOS DUMONT pilota o 14-BIS no primeiro vôo público em aeroplano e supera o recorde mundial de vôo, percorrendo uma distância de 220 metros em 21,5 segundos, em 12 de novembro de 1906.
106 a. (MÉXICO) Repetiram-se hoje pela manhã, dia 12 de novembro de 1910, as desordens populares contra os norte-americanos. Na cidade de GUADALAJARA, um cidadão norte-americano, sendo inesperadamente atacado por diversos mexicanos, disparou contra os seus agressores alguns tiros de revólver. Um mexicano foi morto e outro ficou gravemente ferido.
105 a. (LONDRES) Os jornais lastimam o fracasso da conferência entre os liberais e conservadores sobre a questão do veto que implica em uma alteração fundamental da constituição e deve ser regulada como simples incidente, devido à rivalidade entre os dois. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO no dia 12 de novembro de 1910).   
105 a. Para comemorar a entrega da taça PENTEADO ao primeiro time do SÃO PAULO ATLETIC CLUB, que acaba de vencer o campeonato desde ano, após uma série ininterrupta de triunfos, será jogado hoje, no velódromo, um match de futebol com o primeiro time do clube vencedor. Depois do jogo será entregue ao time a taça que brilhantemente conquistou e 11 medalhas de ouro oferecidas pela LIGA. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 12 de novembro de 1911).
104 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 12 de novembro de 1912: está marcado o dia 25 de janeiro para o assentamento da primeira pedra da nossa Catedral, revestindo-se o ato da máxima solenidade. Não tem absolutamente fundamento a notícia que circulou há dias sobre a transferência da construção para a praça JOÃO MENDES.
103 a. nasce TOMIE OHTAKE, nascida em 11 de novembro de 1913 no JAPÃO. No chão e numa porta antiga que serve de mesa, respingos de tinta ainda frescos. Telas em branco, em cavaletes de tamanhos variados, aguardam pelas cores. Maquetes e rascunhos complementam a bagunça organizada. O ateliê da artista plástica TOMIE OHTAKE, que funciona em sua casa, no CAMPO BELO, está em plena atividade. “Preciso de trabalho constante”, diz ela, em um português ainda carregado de sotaque. “Não penso em aposentadoria e me esqueço até mesmo de tirar férias”. Sua última viagem a passeio foi para o JAPÃO, em 1999. Nascida em KIOTO, TOMIE alçou literalmente seu primeiro vôo quando, aos 23 anos, veio a SÃO PAULO visitar um irmão. Deixou para trás uma mãe arraigada às tradições, casou-se com o engenheiro agrônomo USHIO OHTAKE, teve dois filhos (RICARDO e RUY, ambos arquitetos) e anos mais tarde descobriu os pincéis. “Só consegui trabalhar de verdade quando minha mãe morreu, em 1951”, lembra. “Antes, ficava com o coração dividido entre a rigidez dela e a minha vontade de fazer arte”. Séria e discreta (veste-se quase que exclusivamente de preto), TOMIE tornou-se uma das mais importantes artistas do país. Suas pinturas e esculturas ocupam hoje lugares públicos de destaque em SÃO PAULO, como a tapeçaria do auditório do MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, a obra que celebra os oitenta anos da imigração japonesa no canteiro central da Avenida 23 de Maio e a gigantesca escultura suspensa no Auditório do IBIRAPUERA. Seus quadros chegam a valer 175 mil reais. É ela própria quem anota, em um caderninho, os trabalhos que foram vendidos, quem os comprou e por quanto. A administração do dinheiro fica com os filhos. Uma vez por mês, vai à galeria NARA ROESLER, que a representa, para acertar a contabilidade. Numa dessas visitas, em 2006, um amigo com o RG bem mais novo propôs que pensassem juntos em uma exposição para daqui a dez anos. A resposta de TOMIE, segundo NARA: “Eu topo. Só tenho medo de que você não esteja mais vivo”. (artigo copiado de VEJA, edição de 14 de fevereiro de 2007). 
102 a. morre AUGUSTO DOS ANJOS, poeta brasileiro, em 12 de novembro de 1914. Nasceu em 1884.
101 a. THEODORE W. RICHARDS, da Universidade de HARVARD, é o primeiro norte-americano a receber o Prêmio NOBEL DE QUÍMICA, em 12 de novembro de 1915.
  98 a. no primeiro dia após o término da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, a ÁUSTRIA, pela primeira vez na sua história, é proclamada uma república, em 12 de novembro de 1918.
  93 a. ADOLF HITLER é preso por causa do chamado GOLPE DE MUNIQUE. Ele tentou dar um golpe de Estado na ALEMANHA, em 12 de novembro de 1923.
  91 a. proclamado em PEQUIM, capital da CHINA, estado de sítio. O presidente TUAN CHI-JUN renuncia em 12 de novembro de 1925.
  89 a. JOSEPH STALIN se torna líder da UNIÃO SOVIÉTICA, em 12 de novembro de 1927. TROTSKI é expulso do PARTIDO COMUNISTA SOVIÉTICO.
  89 a. HOLLAND TUNNEL abre como primeira via para automóveis cruzando o RIO HUDSON entre NOVA JERSEY e NOVA YORK em 12 de novembro de 1927.
  87 a. nasce GRACE PATRÍCIA KELLY, atriz norte-americana, em 12 de novembro de 1929. Falece em 1982.
  86 a. assembléias estaduais e as câmaras municipais do BRASIL são dissolvidas. O GOVERNO PROVISÓRIO é instituído com a promulgação de decretos, em 12 de novembro de 1930. JOÃO ALBERTO e MIGUEL COSTA fundam, no RIO DE JANEIRO, a LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA.
  83 a. nazistas recebem 92% dos votos nas eleições alemãs de 12 de novembro de 1933.
  83 a. divulgada a primeira foto do suposto monstro do LAGO NESS, em 12 de novembro de 1933.
  75 a. nasce JOÃO NOGUEIRA, cantor e compositor brasileiro, em 12 de novembro de 1941. Morreu em 2000.
  74 a. nasce PAULO CÉSAR BATISTA DE FARIA – PAULINHO DA VIOLA – no RIO DE JANEIRO, violonista e compositor brasileiro, no dia 12 de novembro de 1942.
  70 a. nasce NELL YOUNG, músico canadense, em 12 de novembro de 1945.
  68 a. em TÓQUIO, o ex-primeiro ministro HIDEKI TOJO é condenado à morte por crimes de guerra cometidos durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 12 de novembro de 1948.
  64 a. nasce MÁRIO GOMES, ator brasileiro, em 12 de novembro de 1952.
  62 a. falece LUÍS AGOTE, médico que descobriu o método que evita a coagulação do sangue nas transfusões, em 12 de novembro de 1954.
  60 a. falece JUAN NEGRÍN, primeiro-ministro da ESPANHA, em 12 de novembro de 1956. Nasceu em 1889.
  60 a. MARROCOS, SUDÃO e TUNÍSIA são admitidos como Estados-Membros da ONU em 12 de novembro de 1956.
  57 a. nasce CRISTINA PROCHASKA, atriz brasileira, em 12 de novembro de 1959.
  55 a. nasce ENZO FRANCESCOLI, jogador de futebol uruguaio, em 12 de novembro de 1961.
  55 a. nasce NÁDIA COMANECI, considerada a maior ginasta de todos os tempos, em 12 de novembro de 1961.
  53 a. nasce SULA MIRANDA, cantora brasileira, em 12 de novembro de 1963.
  53 a. das anotações feitas em 12 de novembro de 1963 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 5º - DIA 126º - 5 anos e 160 dias na FORÇA PÚBLICA – 67º dia como ASPIRANTE – 54º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Deixo meu lar às 5 horas, com a intenção de tomar o trem das 5:12 horas. Acontece que ao chegar na estação da INVERNADA eis que o chefe da mesma me avisa que os trens deixaram de circular hoje, a partir da zero hora, tendo em vista a greve dos ferroviários da SOROCABANA. Sou obrigado a apelar pelo ônibus. Vou à VILA AURORA, mas nem bem estou chegando no ponto inicial do coletivo e este parte. Dessa maneira dirijo-me até à ÁGUA FRIA, tomando o ônibus às 5:30 horas.
Apesar da nova greve, encontro o BATALHÃO DE GUARDAS levando vida normal. As greves atuais, como disse o CAPITÃO HELIO GUAICURU, vão perdendo a sua importância e caindo na rotina. Essa da SOROCABANA ninguém “deu bola” para ela.
Com o ASPIRANTE MENDES dou Ordem Unida para os pelotões da Prontidão. Logo mais temos o jogo de “footnucci” entre os oficiais. Foi uma partida dura, embaixo de um sol intenso, que foi terminar ao meio-dia. Jogaram os capitães PUPO, HÉLIO e ORLANDO (do Palácio do Governo); TENENTES PLÍNIO VAZ, PASIN; ASPIRANTES  MENDES, BORINI SOARES e outros.
Nessa data também encerro a investigação que procedi sobre o caso do SOLDADO IRINEU RIBEIRO, da 3ª Companhia que pleiteia a sua transferência para o 4º BP.
O Boletim Regimental de hoje dá o parecer da autoridade convocante do Conselho de Disciplina, que julga procedente a acusação feita ao SOLDADO JOVINO como incurso no artigo 51 do RD (3 punições por embriagues), concordando com a decisão do Conselho, que opinou pela reforma administrativa do soldado.
São 13:30 horas quando deixo o BG. Em meu lar, aproveito a tarde para descansar. Vou levar MARIA ao CINE VERA para assistirmos:
BARRABÁS – é a história daquele que foi liberto na escolha entre o ladrão e Jesus Cristo. Durante vinte anos BARRABÁS passou pelo mais enganosos momentos, até encontrar JESUS CRISTO novamente. É um filme interessante de ser assistido.
No CINE VERA encontro-me com o ASPIRANTE GIRALDI e sua esposa. Esse meu colega ainda está no Destacamento Misto da Cidade Universitária e diz ele que o Destacamento Misto será dissolvido no próximo sábado.
Em meu lar, aonde chego por volta das 22:40 horas, ainda escrevo este diário.    
  52 a. do registro dos seguintes fatos em 12 de novembro de 1964 (quinta-feira). ANO 15º - MÊS 5º - DIA 126º - 6 anos e 161 dias na FORÇA PÚBLICA - 173 dias como 2º TENENTE - 420 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Temos uma notícia sumamente desagradável nesta manhã: a gasolina aumenta, estrondosamente, de 86 cruzeiros para 126,30. Juntamente temos o querosene indo para 120 cruzeiros; o óleo diesel para 105 cruzeiros e o gás liquefeito para 174 cruzeiros o quilograma. Sabe-se que esse aumento tudo o mais deverá sofrer profunda alta.
O TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA entra em gozo de dois dias de dispensa do serviços, e, nestas condições, responde hoje e amanhã, pelo comando, o CAPITÃO MÁRIO FERREIRA. Em consequência, o SubComando será exercido pelo CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS.
Encontro-me resfriado e o serviço é dificultado por isso. O CABO JAIR DO COUTO entrará em gozo de quinze dias de férias e, em seguida, deverá ir para a Escola de Sargentos. Deverá ser substituído na secretaria pelo CABO MATTOS.
À tarde, resolvo alguns problemas para os ASPIRANTES PINHEIRO e LUÍS GONZAGA DE OLIVEIRA. Como tem acontecido diariamente, passo mais alguns trotes na infeliz PAB.
  51 a. das anotações feitas em 12 de novembro de 1965 (sexta-feira). ANO 16º - MÊS 5º - DIA 125º - 7 anos e 161 dias na FORÇA PÚBLICA - 538 dias como 2º TENENTE - 785 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Terminando a semana de trabalho, vou passar uma manhã cheia de atividades em meu quartel. Os dois últimos dias não foram bons para a administração e hoje temos de dar uma sequência na papelada. Nosso comandante, TENENTE-CORONEL ANSELMO PERES, ainda está afastado por causa da "SEMANA DO CAVALO", mas, mesmo assim, vem ao quartel para desencalhar certos documentos importantes. Enquanto isso o sub-comandante está com tudo e continua sendo aquela casca de ferida para seus oficiais e praças.
Às 10 horas, o rei BAUDOIN, da BÉLGICA, fez uma viagem de trem até POÁ, a fim de visitar as instalações da BRASILASA PRODUTOS TEXTEIS S.A. naquele município. Doutor ADEMAR DE BARROS, governador, acompanha-o, bem como o seu secretariado.
Isto será motivo de júbilo para o povo paulista e poaense. Desde que me conheço por gente, POÁ nunca recebeu a visita de pessoa tão ilustre. Talvez seja a primeira vez que a cidade onde nasci veja um soberano.
Findo o expediente, deixo rapidamente o quartel, já que há ameaças de greve para a semana vindoura e o Quartel General quer que o BG forneça dois pelotões de prontidão, a partir de segunda-feira, dia 15.
Viajo no ônibus VILA ALBERTINA e chego em casa quando são mais de 14 horas. Almoço e descanso ao lado de minha família.
À noite, com minha mulher, assisto as novelas: EM BUSCA DA FELICIDADE, A DEUSA VENCIDA, UM ROSTO PERDIDO.
O noticioso do canal 9 - A MARCHA DO MUNDO - mostra a visita do soberano belga ao município de POÁ, onde chegou de trem, quase às 11 horas.
Assistimos ainda CLUBE DOS ARTISTAS, a coqueluche das sextas-feiras e demais programas em outros canais.
Leio algumas revistas e relembro novembro de 1964, onde me vejo como secretário do BATALHÃO DE GUARDAS, movendo intensa luta contra a famigerada PATRULHA AUXILIAR BRASILEIRA, extinta somente em fevereiro de 1965. Naquela época, minha Unidade apresentava-se bem melhor do que agora, comandada sabiamente pelo TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA.
  51 a. falece PAUL HERMANN MÜLLER, em 12 de novembro de 1965, vencedor do NOBEL DA MEDICINA em 1948. Nasceu em 1899.
  51 a. UNIÃO SOVIÉTICA lança ao espaço a nave VENERA 2, em 12 de novembro de 1965.
  50 a. das anotações feitas em 12 de novembro de 1966 (
  48 a. Assembléia Geral das NAÇÕES UNIDAS vota contra a admissão da CHINA comunista, em 12 de novembro de 1968.   
  45 a. das exéquias do GENERAL CHARLES DE GAULLE, no cemitério de COLOMBEY-LES DEUX ÉGLISES, em 12 de novembro de 1970. Mediante ordem expressa do general, ainda em vida, seu enterro foi sem grandes pompas. Mesmo assim 83 chefes de Estado se reuniram na CATEDRAL DE NOTRE DAME. Entre eles: o pretendente ao trono da FRANÇA, o CONDE DE PARIS; o general ROGER LAZARD, presidente de um dos grupos mais antigos da resistência gaulista; JACQUES FOCCART, um dos amigos mais íntimos do general DE GAULLE; o XÁ REZA PALHEVI, do IRÃ; o presidente da REPÚBLICA CENTRAL AFRICANA, JEAN BEDEL BOKASSA; o presidente da UNIÃO SOVIÉTICA, NIKOLAI PODGORNY; o presidente dos EUA, RICHARD NIXON; general HUANG CHEN, embaixador da CHINA, representando MAO TSE TUNG (este, presidente do Partido Comunista Chinês e também o ministro da Defesa, LIN PIAO, mandaram coroas de flores).
   45 a. do ciclone mais devastador da história, ocorrido no dia 12 de novembro de 1970. Matou e destroçou boa parte do PAQUISTÃO ORIENTAL. Foram registrados ventos de 1.300 km/hora, e uma onda de 15 metros de altura chegou a atingir a costa do país.
  44 a. CHICO BUARQUE, TOM JOBIM, EDU LOBO, RUY GUERRA entre outros são enquadrados na LEI DE SEGURANÇA NACIONAL, por terem tirado suas músicas do Festival Internacional da Canção em protesto contra a censura, em 12 de novembro de 1971. 
  43 a. nasce o ator REYNALDO CISOTO GIANECCHINI JÚNIOR em 12 de novembro de 1972. Formato em Direito pela PUC, planejava ser diplomata, mas decidiu investir tudo na carreira de ator. Como modelo, morou dois anos em PARIS. Estreou como profissional em 1999, na peça “CACILDA”, do diretor JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA. Passou no teste para a novela global “LAÇOS DE FAMÍLIA”, que marcou seu ingresso na TV. Em 2005, faz o papel do mecânico PASCOAL em “BELÍSSIMA”. Vivia com a apresentadora, jornalista e atriz MARÍLIA GABRIELA, 20 anos mais velha, desde 1999. Separaram-se em outubro de 2006.
  42 a. falece o ex–combatente da REVOLUÇÃO DE 1932: MIGUEL PACÍFICO, em 12 de novembro de 1973. Entrou como sócio da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC em julho de 1957 (n º 747).
  41 a. ÁFRICA DO SUL é suspensa da Assembléia Geral da Organização das NAÇÕES UNIDAS por praticar a política de segregação racial, em 12 de novembro de 1974.
  39 a. são realizadas as primeiras eleições autárquicas de PORTUGAL em 12 de novembro de 1976.
  36 a. nasce MUNTAZER AL-ZAIDI, jornalista iraquiano, em 12 de novembro de 1979, célebre por arremessar um sapato em GEORGE W. BUSH, em 2008.
  36 a. presidente JIMMY CARTER, dos ESTADOS UNIDOS, suspende a importação de petróleo do IRÃ depois que estudantes islâmicos invadiram a embaixada americana no país, em 12 de novembro de 1979.
  36 a. da REBELIÃO NO PRESÍDIO DO HIPÓDROMO, em 12 de novembro de 1979. Como CAPITÃO do CPChq, trabalhando na SEÇÃO OPERACIONAL, compareci nessa ocorrência, acompanhando o TENENTE-CORONEL JÚLIO PAULO BELICKAS, chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento de Choque. Outras anotações nesta data: O CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, que vê terminar suas férias, regressa ao Comando do Policiamento de Choque. Os oficiais do CPChq, mais o TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES e O TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ comentam os casos havidos durante suas férias. A greve dos metalúrgicos, os casos mais graves e suas conseqüências. O TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES poderá ser transferido do 1º BPChq para o CPRv ou algum batalhão rodoviário, a pedido do CORONEL PM PASCHOAL. O MAJOR PM NIOMAR CYRNE BEZERRA também quer sair do 1º BPChq. Os grandes movimentos grevistas de 1978 e 1979 “queimaram” esses oficiais. Nesta semana deverá ser designado o Coronel que ocupará a vaga de juiz do TJM. Por volta das 16 horas ficamos sabendo que os presos do Presídio do HIPÓDROMO se rebelaram e conseguiram aprisionar 21 reféns. O Choque parte para o local. O TENENTE-CORONEL PM JULIO PAULO BELICKAS é designado para comandar as ações de choque. Acompanho-o. O CORONEL PM SALVADOR D´AQUINO, Comandante do CPA/M-1 assume o comando de todo o policiamento, tendo como auxiliares o MAJOR PM SILVEIRA, Sub-Cmt do 1º BPGd, CAPITÃO PM FIORIO, Cmt da 3ª Companhia do 1º BPGd, MAJOR PM FERRO e outros oficiais que estão envolvidos no policiamento. Os presos querem a presença do Juiz Corregedor RENATO LAÉRCIO TALLI. Às 21 horas soltam os primeiros reféns. A noite toda é de parlamentações e de muita tensão. O TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ assume o Comando das Ações de Choque. Vamos atravessar uma madrugada de terror. A sonda VOYAGER I passa a 7 mil quilômetros do satélite TITÃ.    
  34 a. espaçonave COLÚMBIA é lançada pela segunda vez ao espaço, em 12 de novembro de 1981.
  33 a. YURI ANDROPOV é eleito secretário-geral do Partido Comunista da UNIÃO SOVIÉTICA em 12 de novembro de 1982.
  33 a. depois de passar onze meses preso o líder sindicalista polonês LECH WALESA foi libertado em 12 de novembro de 1982.
  32 a. música ALL NIGHT LONG (ALL NIGHT) de LIONEL RICHIE chega ao topo das paradas norte-americanas, em 12 de novembro de 1983.
  31 a. JÚLIO MARIA SANGUINETTI é eleito presidente do URUGUAI, após 12 anos de ditadura militar, em 12 de novembro de 1984. 
  29 a. BRASIL recebe refugiados políticos do CHILE, em 12 de novembro de 1986.
  28 a. das anotações em 12 de novembro de 1987: LUCINDA consegue dormir nesta noite. Mesmo assim levanta algumas vezes, com dores. Seu estado de saúde melhora um pouco.
PM SÍLVIO e PM SOARES vêm me buscar às 7 horas. Vamos para o CAES. Temos as aulas de números 25 e 26 com o TENENTE-CORONEL PM CALDEIRA (PM3). O TENENTE-CORONEL PM LORENCINI faz a exposição do primeiro grupo ´Rendição de turmas de patrulha. Nas discussões, o TENENTE-CORONEL PM PORT inflama-se e gera uma polêmica em torno da fiscalização das patrulhas por parte de oficiais.
Depois, o TENENTE-CORONEL PM CARLINI dá duas aulas de PM4 – fala sobre a carga do Sistema de Rádio Patrulhamento Padrão, teoria das filas e previsão. Almoçamos com o CARMELO. De seu apartamento vê-se as imediações do Sindicato dos Metalúrgicos. Um velho casarão, vizinho desse sindicato, não mais existe. Deveria ter sido uma imponente moradia no passado. Num mês, nada sobrou.
Nesta tarde assistimos uma palestra do CAPITÃO PM CARLOS ALBERTO LOPES sobre o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais que ele fez na PM de MINAS GERAIS no primeiro semestre deste ano. Proveitosa a sua palestra para comparações entre a nossa PM e a do Estado de MINAS.
Estão terminados os trabalhos de PM3 – Normas de Procedimento no Caso de Reféns e Emprego dos GATES; PM4 – Logística de um Batalhão de RP; PM6 – Orçamento Estratégico.
A monografia retornou às mãos de dona CREMYLDE para correção dos erros. Visito o TENENTE MÁRIO DOS ANJOS, no PARAÍSO. Retorno a GUARULHOS com o CABO AMILTON e PM BATISTA. O BATISTA irá se inscrever na Faculdade de Direito de GUARULHOS.
Na minha biblioteca ouço CORINTHIANS x ATLÉTICO MINEIRO, no PACAEMBU. O ATLÉTICO sai na frente aos 20 minutos do primeiro tempo. RENATO aumenta para 2 a 0 no segundo tempo. Aos 41 minutos EDMAR marca para o CORINTHIANS. Final 2 a 1 para o time mineiro.   
  26 a. da morte da líder comunista espanhola DOLORES GOMEA IBARRURI - "LA PASIONARIA", em 12 de novembro de 1989.
  25 a. imperador AKIHITO é coroado oficialmente como IMPERADOR DO JAPÃO, em 12 de novembro de 1990. Já estava no trono do JAPÃO desde janeiro de 1989.
  25 a. falece a atriz norte–americana EVE ARDEN, em 12 de novembro de 1990.
  24 a. do MASSACRE DO CEMITÉRIO DE SANTA CRUZ, no TIMOR LESTE. No dia 12 de novembro de 1991, centenas de pessoas foram fuziladas em DILI quando homenageavam um estudante morto pela repressão Indonésia. Em outubro de 1989, quando o PAPA JOÃO PAULO II visitou o TIMOR LESTE, foram desencadeadas uma série de manifestações pró-independência, que foram duramente reprimidas pelos militares indonésios. 
  23 a. da reforma do 1o. Sgt. PICIRILLO, meu ex-motorista, no dia 12 de novembro de 1992.
  22 a. do assalto no km 248 da VIA ANHANGÜERA, próximo à cidade de SANTA RITA DO PASSA QUATRO, em 12 de novembro de 1993. Quinze ladrões armados com metralhadoras, fuzis, escopetas e revólveres roubaram dinheiro e vales-refeição, no valor total de 3,9 milhões de dólares, de um carro-forte da PROTEGE. Esse montante era constituído de dinheiro e tíquetes a serem distribuídos a empresas e bancos.
  22 a. falece o ex–chefe do Gabinete Civil do ex–presidente norte–americano RICHARD NIXON - H. R. HALDEMAN – em 12 de novembro de 1993.
  22 a. última unidade do CHEVETTE sai da linha de montagem em 12 de novembro de 1993.
  19 a. de uma palestra sobre Segurança, pronunciada por mim na FASP, Rua JOSÉ ANTÔNIO COELHO, 179 – PARAÍSO – no dia 12 de novembro de 1996.
  18 a. da terceira edição da OPERAÇÃO PONTAL, sob o Comando do então Tenente ALBERTO, em 12 de novembro de 1997. Ainda as seguintes anotações em minhas memórias, nessa data, uma quarta-feira: “Uma manhã de grande tensão no mercado das bolsas de valores do mundo. Todas elas estão com índices negativos. É uma verdadeira crise internacional. O PACOTE ECONÔMICO BRASILEIRO, com 51 itens, traz conseqüências funestas. A pior delas é o desemprego. Os oficiais da AORRPM discutem esse momentoso assunto. As aulas nossa também sofrem com isso. OREZ e ALZENIR vão à praça JOÃO MENDES, onde está programada uma palestra, mas os executivos estão em reunião, a portas fechadas. Faz muito calor nesta tarde. Retorno ao MMDC depois de dois dias afastado. O CORONEL ARY CANAVÓ não vem hoje. Dona MARIA conta-me que sua filha foi submetida a uma operação na segunda-feira, para retirada de um cisto na boca. Aquele documento polêmico que o Cel CANAVÓ elaborou na sexta-feira foi encaminhado, por fax, ao Comandante Geral da PMESP. Isso poderá ser muito ruim para o MMDC. Sr MARCONDES mantém contato telefônico conosco. Passo a ele, por fax, os dizeres de uma alocução que deverá proferir ao Comandante Geral no próximo dia 20. Às 16 horas, o TENENTE ALBERTO mostra detalhes da OPERAÇÃO PONTAL (PLANO 22516). Ao chegar em GUARULHOS, o termômetro digital da avenida D. PEDRO II com a Rua JOÃO GONÇALVES mostra trinta graus. Aproximadamente 500 pessoas – a maioria crianças e adolescentes – realizaram uma passeata, hoje à tarde, para pressionar o prefeito CELSO PITTA a atender os princípios definidos pelo ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Eles acusaram a Prefeitura de estar sucateando os centros de juventude e as creches municipais. Os manifestantes se reuniram na PRAÇA DA SÉ e foram até o PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS. Não estou bem de saúde nesta noite. LUCINDA queixa-se muito de dores na perna esquerda. O calor prejudica bastante o local da trombose, acontecida há dez anos (16 de novembro de 1987). Nos programas jornalísticos de TV assisto as repercussões do PACOTE ECONÔMICO. Os reajustes de preços dos combustíveis foi antecipado para dia 15 (sábado).”
  18 a. começa o julgamento de THEODORE JOHN KACZYNSKI, o UNABOMBER, em 12 de novembro de 1997. Desde 1978, ele realizou diversos atentados com cartas-bomba nos ESTADOS UNIDOS, para protestar contra a sociedade tecnológica e industrial.  
  17 a. da inauguração do INTERNACIONAL SHOPPING, no MUNICÍPIO de GUARULHOS, em 12 de novembro de 1998. É considerado o terceiro do país. A VIA DUTRA, na altura desse shopping, apresenta movimento desusado. Outras anotações nesta quinta-feira: PAULO CÉSAR vai prestar exames para obtenção de usa Carteira Nacional de Habilitação para dirigir motocicleta. O PM JOÃO GOMES ajuda-o porque deverá estar com esse documento amanhã, quando comparecer perante o juiz de MAIRIPORÃ.
Comentamos no MMDS o assassinato do ASPIRANTE A OFICIAL MARCELO BRAZ DE OLIVEIRA, de 26 anos, da 3ª Companhia do 16º BPMM durante uma tentativa de assalto que ele sofreu, juntamente com sua noiva. Esse caso está em minhas memórias (reportagem do DIÁRIO POPULAR).
No MMDC recebemos os veteranos PAULINO DELFINO NOGUEIRA e CORONEL ATILIANO. CORONEL CANAVÓ convida-os para a Cerimônia do DIA DA BANDEIRA (dia 19) no Comando Sudeste e para a solenidade de entrega da Medalha de Sangue, no quartel do CPA/M-4 no dia 20.
Mantenho contato com o 23º BPMI – LORENA – a fim de completar os nomes do TENENTE-CORONEL PM VIANNA, MAJOR PM ROMA, TENENTE PM VIEIRA, que colaboraram com o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC na solenidade de 29 de outubro, divisa de CRUZEIRO (SP) e PASSA QUATRO (MG).
Em casa, o PM JOÃO GOMES conta que o PAULO CÉSAR, seu filho, foi aprovado no CIRETRAN de GUARULHOS e deverá estar com a CHH amanhã. Hoje tivemos o encerramento da primeira fase do Campeonato Brasileiro. O CORINTHIANS conseguiu obter o primeiro lugar ao derrotar o AMÉRICA (RN) por 2 a 1. O AMÉRICA está rebaixado para a segunda divisão, ao lado do AMÉRICA MINEIRO, GOIÁS e BRAGANTINO. Permanecem oito times na competição e constituirão os seguintes grupos nas quartas de final:
GRUPO A: CORINTHIANS (1º) e GRÊMIO (8º); GRUPO B: SANTOS (4º) e SPORT (5º); GRUPO C: PALMEIRAS (2º) e CRUZEIRO (7º) e GRUPO D: CORITIBA (3º) e PORTUGUESA (6º). As competições serão no sistema “PLAY OFF), ou seja, melhor de cinco pontos para a classificação. Em caso de empate, o time que se classificou em melhores condições leva a vantagem.
Na TV, o caso dos documentos que sugerem uma suporta participação do Presidente FHC, JOSÉ SERRA e MÁRIO COVAS numa firma sediada nas ILHAS CAYMAN, será investigado pela Polícia Federal. Outro assunto é o do “grampo” em telefones públicos. Quem será o culpado nessas artimanhas todas? O ex-presidente FERNANDO COLLOR está por trás disso tudo?
Os ESTADO UNIDOS estão reunindo grande contingente militar para uma devastadora missão caso decidam atacar o IRAQUE para forças SADDAM HUSSEIN a cumprir as resoluções da ONU. O presidente BILL CLINTON está preparado para dar o sinal verde ao bombardeio aéreo contra BAGDÁ. Os objetivos são dois: destruir as armas químicas, biológicas e nucleares de SADDAM, além de reduzir sua influência e que deixe de ser um perigo para uma região instável.    
  16 a. de um novo terremoto na TURQUIA, numa área que fica entre ISTAMBUL e a capital, ANCARA, com centenas de vítimas fatais (trezentos e sessenta e duas) e 2.657 feridos, em 12 de novembro de 1999.
  16 a. da queda de um edifício de quatro andares, em OLINDA, com quatro mortos, no dia 12 de novembro de 1999. Outras anotações nesta sexta-feira: uma manhã bastante desagradável, com frio e chuva. Trânsito difícil. Chego tarde na reunião com os integrantes que comporão a MEGA-OPERAÇÃO “NACIONAL”. É estabelecida a data de início da operação: 15 de dezembro. Irá se estender até fevereiro de 2000. Começam os contatos com os outros Estados.
Comparece ao MMDC o TENENTE PM SANTIAGO. Vem acertar detalhes para a solenidade de 1º de dezembro no 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”. Durante as comemorações do 108º aniversário dessa Unidade será inaugurado um Monumento em homenagem aos dez heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, pertencentes ao 1º BCP (BATALHÃO DE CAÇADORES PAULISTAS). CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES passa algumas horas na Sociedade. Preocupa-se com uma sessão da loja maçônica a qual pertence, que será realizada hoje à noite. Às 16 horas, enfrentando a chuva e o mau tempo, deixamos o MMDC para embarcarmos no metrô. O trânsito está muito ruim para chegar até GUARULHOS.
Na televisão, assisto as cenas chocantes do novo terremoto na TURQUIA, entre ISTAMBUL e a capital ANCARA. Há centenas de vítimas fatais e milhares de desabrigados.
Nos trabalhos de procura de sobreviventes nos escombros do que restou de um prédio que desabou em FÓGGIA-ITÁLIA o número de vítimas fatais sobe para 34.
Um prédio de 4 andares ruiu em OLINDA, matando quatro pessoas.
Um avião fretado pela PAM (Programa Mundial de Alimentação) com 24 pessoas a bordo caiu a cerca de 30 quilômetros de PRISTINA (capital de KOSOVO). Não há sinais de sobreviventes.
O menor CARLOS ALEXANDRE DA SILVA, de 16 anos, não vai comemorar os seus 17 anos no domingo (dia 14), numa churrascada prometida pela sua família. Ele foi morto com um tiro de espingarda por voltas das 23 horas de ontem em frente à Escola Estadual PEDRO ROBERTO VACHI, na Rua FÊNIX, JARDIM ADRIANA, GUARULHOS, onde cursava a 7ª série. SILVA apanhou de seis desconhecidos, antes de ser atingido pelo tiro. O pivô da tragédia teria sido uma ex-namorada.
Em SANTANA, próximo às Faculdades SANTANA, ladrões furtaram um GOL azul, estacionado à Rua VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA pelo motorista GILBERTO DE SOUZA PASSOS, de 46 anos. GILBERTO é motorista da família do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o carro está no nome do presidente.
Jogo algumas partidas de xadrez no computador. Não tenho a alegria de ganhar, como aconteceu no último dia 9.               

ACONTECEU EM 12 DE NOVEMBRO DE 2000 : -     SÁBADO
FALECEU LEAH RABIN, viúva do 1o.Ministro israelense YITZAK RABIN, vitima de câncer. LEAH tinha 72 anos e estava muito doente havia um ano. Seu constante apoio ao marido a transformou numa ativista pela paz e, principal defensora do entendimento entre israelenses e palestinos. Logo após o assassinato de seu marido, em novembro de 1995, começou a viajar  pelo mundo, promovendo sua política de paz.

FALECEU o compositor francês FRANK POURCEL, autor de BLUE TANGO e LIMELIGHT, que venderam milhares de cópias nas décadas de 50 e 60. Sua orquestração para ONLY YOU deu fama ao grupo THE PLATERS. Estava com 87 anos. Sofria do mal de PARKINSON.

FALECEU o deputado federal JAIRO AZI, médico pediatra, teve cinco mandatos na Câmara dos Deputados e quatro na Assembléia Legislativa.  Aos 67 anos, de insuficiência respiratória, em SALVADOR.

ACONTECEU EM 12 DE NOVEMBRO DE 2001 : -    SEGUNDA-FEIRA
O JOÃO e o PAULO CÉSAR vão concretizar o negócio com o GOL 91, cor azul-celeste. Ontem, por problemas de infiltração de água no quarto, LUCINDA tirou o interruptor do computador da parede e a bateria do aparelho descarregou. O JOÃO também irá tratar desse assunto agora pela manhã. Sou obrigado a colocar em dia a agenda de novembro no computador do MMDS, mas algumas alterações acontecem porque o programa é diferente.

Entro em contato com a 5a. EM/PM, onde o TENENTE LUIZ ANTÔNIO fica ciente da reunião do CONSELHO SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, no QCG, amanhã, providenciando a respeito. O CORONEL GUIMARÃES e o Sr. PIRES também conversam via fone, sobre esse assunto.  

O estudante ANTÔNIO VASCONCELOS, do 2º D Comunicação Social da UNIC SUL manda-me o vídeo 1932 – GUERRA CIVIL PAULISTANA, que trata e um trabalho elaborado no mês passado, em casa.

O TENENTE PM HERNANDEZ entrega-me o Projeto de Lei sobre a Medalha 9 de Julho – 70 anos. No momento, o TENENTE PM Ref MARIANO encontrava-se no MMDC e se incumbe de levar a documentação para o deputado estadual CELSO TANAUI, a fim de apresentá-lo em plenário. Converso, via fone, com o CORONEL PM GUIMARÃES e o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA sobre a reunião marcada para amanhã.
Em casa, o PAULO CÉSAR mostra-me o GOL 91 azul celeste que foi adquirido hoje. Está todo feliz com o presente.
Assisto o vídeo sobre 1932, elaborado pela equipe da UNIC SUL. O computador foi consertado com a ajuda do JOÃO GOMES. Já posso ficar sossegado com o meu arquivo digital.
Dois meses e um dia após os ataques terroristas de 11 de setembro, o pânico tomou conta de NOVA YORK, dos ESTADOS UNIDOS e do mundo. Um AIRBUS 1-300, da AMERCIAN AIRLINES, com 255 pessoas a bordo, caiu às 9:17 horas (12:17 horas em BRASÍLIA) sobre casas na bairro de QUEENS.

O governador GERALDO ALCKMIN escolheu o novo reitor da USP - ADOLPHO JOSÉ MELFI, atual vice-reitor. Ira substituir JACQUES MARCOVITCH.

NOMEADO REITOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO o geólogo ADOLPHO JOSÉ MELFI, 64 anos, professor da instituição desde 1964. MELFI foi escolhido pelo governador GERALDO ALCKMIN dentre uma lista de três nomes, elaborada numa votação restrita aos conselheiros universitários.

Um airbus A-300 da AMERICAN AIRLINES cai no bairro do QUEENS, em NOVA YORK, pouco depois de decolar do aeroporto JOHN F. KENNEDY com 246 passageiros e nove tripulantes a bordo. Atinge casas do bairro nova-iorquino de QUEENS. O acidente matou as pessoas que estavam a bordo e outras cinco em solo. CAIO BLINDER, jornalista, diz o seguinte: “Era correspondente da rádio JOVEM PAN em NOVA YORK e estava em casa quando o acidente aconteceu, dois meses depois dos atentados de 11 de setembro. Sentimos muito medo de que fosse um novo ataque terrorista. Ao ver as imagens, a primeira coisa que vinha à cabeça eram as torres do WORLD TRADE CENTER sendo atacadas. Mas logo a hipótese foi descartada. Apesar da tragédia, ficou no ar um clima de alívio.”

2 002   :  -    TERÇA-FEIRA
Muita chuva pela manhã. O trânsito fica caótico. Num lotação, demoro mais de uma hora para atingir a estação do metrô TIETÊ. É a pior terça-feira do ano. A chuva chegou de madrugada, se estendeu por toda a cidade, provocando o segundo maior índice de congestionamento deste ano. São 146 quilômetros, às 10 horas, atrás apenas do recorde de 14 de março, quando foram registrados 148 quilômetros, às 9 horas, também por causa da chuva.  Por causa do tempo, encontro alguns dos oficiais no MMDS mal humorados, atrapalhados em seus planos, justamente motivados por essa situação no trânsito de SÃO PAULO. Conversamos muito sobre a tragédia dos VON RICHTHOFEN, onde não se encontram justificativas para explicar os motivos que levaram SUZANE a mandar assassinar seus pais. Outro assunto é a carestia em tudo, culpando-se à alta do dólar. Há muita especulação nessa onda de aumento desenfreado de qualquer coisa. A revolta do povo é justificada. Na polícia militar sabe-se que GERALDO ALCKMIN não irá conceder qualquer tipo de reajuste. Isso irá servir para aumento da criminalidade no seio da própria instituição, além de outros atos de desespero, como o suicídio, que, vez ou outra ocorre. É um prato cheio para os desvios de conduta, principalmente levando o PM para as drogas. O governador é insensível a esse lado perverso da Corporação.
O clima na Sociedade Veteranos de 32-MMDC também é idêntico. Há um desânimo generalizado. Por causa da chuva, as horas que passo no MMDC se arrastam. O Sr. MARCONDES telefona-me. Está preocupado com as artimanhas que seus inimigos possam estar armando às escondidas. O GENERAL BUENO também me telefona. Irá ser homenageado no dia 19 de novembro, no Comando Sudeste, e quer nos convidar para a solenidade. Também recebo um convite para uma palestra no VIVA O CENTRO, no dia 19, por volta das 17 horas. Mais um caso de viúva que precisa comprovar que o falecido veterano de 32 esteve na revolução vai estragar ainda mais o mau dia. Saio amolado com a situação total desta terça–feira. O retorno para GUARULHOS não é difícil, por volta das 16:30 horas. No entanto, mais tarde, com dois desastres, um em cada pista da marginal, tudo se complica. O PM JOÃO, de serviço no CSM/AM, vai aguardar a melhoria do trânsito para retornar para casa. Na VIA DUTRA, km 190, altura da região do município de SANTA ISABEL, um caminhão de sucata perde a direção e invade a pista contrária, batendo em três carros e num ônibus. Dezesseis pessoas feridas, uma  em  estado grave. Os piscinões cheios de lixo não conseguiram conter a água da chuva. No piscinão da ÁGUA ESPRAIADA, o lixo e a lama cobriram a área de lazer do local. O córrego do IPIRANGA, na zona sul, transbordou. O ARICANDUVA, na zona leste, e o PIRAJUSSARA, na zona sul, ficaram em estado de atenção. No aeroporto de CONGONHAS choveu 60% do volume esperado para todo o mês de novembro. Por vinte minutos, os vôos da PONTE AÉREA foram suspensos e os telefones não funcionaram. 

O sambista JORGE ARAGÃO, de 53 anos, foi submetido a uma cirurgia cardíaca para colocação de quatro pontes (uma mamária e três safenas). Ele permanece internado desde o dia 9 de novembro na Unidade Coronariana do Hospital Ordem Terceira da Penitência, na USINA, zona norte do RIO. A operação foi realizada com sucesso. 
   
O professor MAX GERKEN de 46 anos, titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP – foi assassinado a tiros, ontem à noite, quando chegava em casa, no JARDIM BONFIGLIOLI, na zona oeste de São Paulo. O crime ainda é um mistério para a polícia, que acredita que ele tenha sido executado. Por isso, a investigação tenta identificar possíveis inimigos de GERKEN. O que intriga os policiais é que nada foi levado do professor. GERKEN foi morto por volta das 21:30 horas. Ele estava no seu ESCORT HOBBY VERDE, na rua Professora MIRA Y LOPES, onde morava. GERKEN completaria 47 anos no dia 16  próximo.
Os criminosos atiraram no professor quando ele estacionava o veículo, que se desgovernou e bateu no portão da casa de um vizinho. Os disparos acertaram a cabeça de GERKEN. Ele chegou a ser levado  por  PMs do 16 º  BPMM para o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, onde morreu.

LLEYTON HEWITT, número 1 do mundo no tênis, estreou com vitória, pelo Grupo Vermelho, na MASTERS CUP DE XANGAI, na CHINA, contra o espanhol ALBERT COSTA. Outro espanhol, CARLOS MOYÁ, venceu o russo MARAT SAFIN; o suíço ROGER FEDERER derrotou o espanhol JUAN CARLOS FERRERO. No MASTERS FEMININO, em LOS ANGELES, a belga KIM CLIJSTERS, namorada de HEWITT, tornou-se a campeã derrotando na final a norte–americana SERENA WILLIAMS. SERENA terminará a temporada em primeiro lugar no ranking, seguida por sua irmã VÊNUS.

HAVANIR NIMTZ, eleita com a maior votação já conseguida no País por um candidato a deputado estadual – 682,2 mil votos -, está com o mandato ameaçado. Ela é acusada de ter cobrado até cinco mil reais por vagas na chapa de candidatos do PRONA à Assembléia Legislativa. A denúncia foi divulgada pela REDE GLOBO. Em trecho de gravação sonora, ela negocia a cobrança com o microempresário JORGE ROBERTO LEITE. As fitas gravadas foram analisadas pelo perito da UNICAMP, RICARDO MOLINA. Ele garantiu que a voz é de HAVANIR. O Ministério Público está investigando o caso e admite a possibilidade de cassação de mandato. Juristas também apontam o risco. HAVANIR não quis comentar o caso.

Os cantores SANDY e JÚNIOR sofreram um acidente nesta noite na LINHA VERMELHA,  via expressa que liga a zona oeste à zona norte do RIO, quando se dirigiam ao Aeroporto Internacional TOM JOBIM. Perto da LINHA VERMELHA, a PAJERO blindada onde os dois irmãos estavam, freou bruscamente, e foi atingida pelo carro que a seguia, um TEMPLA, ocupado pelos seguranças da dupla. Além de SANDY e JÚNIOR, estavam na PAJERO a mãe deles, NOELY, e o empresário CACÁ MAMONI. Os dois cantores se queixaram de dores no pescoço, mas ninguém ficou ferido. O acidente ocorreu porque o motorista da PAJERO teria se assustado com um tiroteio entre agentes da Polícia Civil e traficantes da favela VILA DO JOÃO.

ACUSADO de tráfico de influência o delegado geral da Polícia Civil no PARANÁ, LEONYL RIBEIRO, que teria envolvimento com uma quadrilha de roubo de cargas.

PRESOS 33 suspeitos de participar de uma QUADRILHA DE FURTOS E ROUBOS de cargas e de veículos, entre eles sete agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de GOIÁS. As investigações da Polícia Federal indicam que também praticavam fraudes contra seguradoras. As ações aconteceram nos Estados de GOIÁS, MATO GROSSO, SÃO PAULO, MINAS GERAIS, ACRE e RONDÔNIA.
  
O desempregado CLODOVEL DANTAS LACERDA, de 56 anos, ameaçou incendiar o avião da GOL LINHAS AÉREAS durante vôo entre CUIABÁ e CAMPO GRANDE (MS). Com uma garrafa de refrigerante de dois litros repleta de gasolina e dois isqueiros, ele pretendia invadir a cabine e obrigar o piloto a desviar o avião para BRASÍLIA, mas foi contido pela tripulação. Sua intenção era obrigar o piloto a sobrevoar o CONGRESSO NACIONAL como protesto pelo fato de, aos 56 anos, ainda não ter conseguido se aposentar. Com o ambulante, os comissários apreenderam 50 gramas de formicida NITROCIN, com o qual ele diz que pretendia se suicidar se seu plano falhasse.

NOMEADO núncio apostólico no BRASIL o arcebispo italiano dom LORENZO BALDISSERI. Atualmente, BALDISSERI é núncio na ÍNDIA e no NEPAL. Ele ocupará o lugar de dom ALFIO RAPISARDA, que será núncio em PORTUGAL. O cargo equivale ao de embaixador do PAPA no País. O PAPA JOÃO PAULO II fez a nomeação em ROMA.

O arcebispo da cidade colombiana de ZIPAQUIRÁ, JORGE JIMÉNEZ, e o sacerdote de PACHO, DESIDÉRIO ORJUELA, foram seqüestrados por guerrilheiros das FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA – FARC -. Os religiosos foram detidos quando iam celebrar uma missa em PACHO, no departamento central de CUNDINAMARCA, cerca de 88 quilômetros ao norte de BOGOTÁ.

SUSPENSO pelo governo da ARGENTINA o pagamento de 805 milhões de dólares de sua dívida com o BANCO MUNDIAL. O total de reservas do País ficaria abaixo do acordado com o FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL caso houvesse o pagamento. Para não caracterizar o calote, foram pagos os juros correspondentes à parcela devida, no total de setenta e sete milhões de dólares.
 
FOI PRESO o maníaco MARK RATHBURN, de 32 anos, acusado de estuprar 31 mulheres entre 30 a 80 anos, na CALIFÓRNIA. Testes de DNA já o vincularam a 13 estupros. Ele invadia as casas nu, com máscaras e luvas para não deixar impressões digitais. Foi capturado após uma vítima ter reconhecido sua bicicleta.

ABERTA uma sindicância pelo PRÍNCIPE CHARLES, de 54 anos, para apurar a denúncia de que um de seus assessores violentou um camareiro do PALÁCIO DE SAINT JAMES. Os ataques aconteceram em 1989 e 1995, mas só agora foram revelados. Em LONDRES.

APOSENTOU-SE a tenista espanhola ARANTXA SÁNCHEZ, de 30 anos, que em 17 anos de carreira venceu 27 torneios e teve rápida passagem como primeira do ranking mundial em 1995.

BM&F passa a centralizar atividades de registro, compensação e liquidação de operações com títulos públicos e privados de renda fixa antes realizadas pela FEBRABAN e CENTRALCLEARING de Compensação E Liquidação S/A.

2 003   :   -    QUARTA-FEIRA
HISTÓRIA DA VILA MARIANA
Temos o prazer de convidá-los para um encontro sobre a HISTÓRIA DA  VILA MARIANA
CONFERÊNCIAS:
HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS – 1º Tenente PM, autor dos livros: “A ORDEM UNIDA NA EVOLUÇÃO DA DOUTRINA MILITAR” e “AS BATALHAS DE ITARARÉ EM 1930 e 1932”, tendo diversos artigos publicados sobre história e política, fará um relato, enriquecido com fotos, sobre a VILA MARIANA, um bairro que já foi palco de grandes batalhas.
MALCOLM FOREST – cantor e compositor (Feelings), criador e editor da revista AUTOS ANTIGOS, fará uma exposição, também ilustrada, sobre o automóvel, no contexto da cidade.
LEANDRO CARVALHO – violonista de renome internacional, grande pesquisador das raízes musicais brasileiras, fará um recital.
DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2003, às 20 horas, no AUDITÓRIO MADRE NATIVIDAD – COLÉGIO CRISTO REI. Na avenida Conselheiro RODRIGUES ALVES, 658, na VILA MARIANA.

O Padre MARCELO ROSSI promove hoje, às 11 horas, no INTERNACIONAL SHOPPING GUARULHOS seu filme “MARIA, MÃE DO FILHO DE DEUS”. Ele também participa da comemoração de aniversário de cinco anos do shopping. A campanha de NATAL do shopping neste ano já começou.

Mais uma manhã de muito calor. Com o AMÉRICO continuo a estudar a saga DUNA, baseada em pura ficção, mas que poderá acontecer no futuro. Mas, por volta das 13:40 horas, já estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde o LUIZ SÉRGIO CARRARO chegou na minha frente. O Cel MENDES não demora muito e assim, vamos aguardando os demais diretores para a reunião marcada pelo presidente. Por causa de um débito de quase trinta reais, que precisa ser pago hoje, o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES fica extremamente nervoso, mesmo antes do início da reunião. Com o Coronel RENALDO, nosso conselheiro; CAPITÃO POSSEBOM, representando o comandante da APMBB; a advogada MARIA HELENA MARCONDES, nossa diretora de Serviço Social; cabo MISAEL, diretor do Museu Histórico e o GENERAL BUENO, vamos ter uma reunião que gira em torno da crise financeira da Sociedade. O Sr. MARCONDES mostra um cheque de um mil e quinhentos reais, doados pelo conselheiro JOSÉ GUILHERME LEVENSTEIN. Isso dará para saldar algumas contas atrasadas, mas não resolve o problema da Sociedade, principalmente porque estamos em novembro e, logo mais, deveremos pagar metade do 13º salário para os funcionários. Vários palpites são dados, principalmente no sentido de fazermos parceria com firmas que se propõe a ajudar a Sociedade em troca de patrocínio. O general BUENO tem alguma coisa de positivo e pede para ser nomeada uma Comissão para estudar o assunto. O Cel MENDES irá presidir essa Comissão, na condição de vice-presidente do MMDC. O Cabo MISAEL está restaurando alguns capacetes para que sejam vendidos. Isso é algo que alguns conselheiros não aceitam. O CORONEL RENALDO, nosso tesoureiro, diz que algum dinheiro deverá entrar ainda este mês, pois tem comparecido na Secretaria da CULTURA e há um projeto de auxílio do governo para com o MMDC. Fala-se dos atrasos no pagamento das mensalidades, por parte de conselheiros. O presidente pede para que o tesoureiro cuide dessa parte. O Sr. MARCONDES está atravessando uma fase ruim por causa de doença de sua esposa. O médico aconselhou-o a levá-la até POÇOS DE CALDAS. Pode ser que ele tenha de se afastar durante um tempo da presidência. A reunião acaba com muitas promessas, muitos planos para o futuro, mas não há perspectiva de acertos de contas que possam deixar o MMDC em situação normal. Estou pessimista, pois vejo que ainda não se conseguiu chegar a um denominador comum. A idéia de patrocínio de firmas é o ideal, mas muita gente vai dar com a língua nos dentes. A verdadeira situação da Sociedade é que houve uma cisão no Conselho Supremo, com meia dúzia de conselheiros querendo a saída do Sr. MARCONDES.
Faço um retorno preocupado para GUARULHOS, pois vejo que essa situação não poderá continuar no MMDC. No entanto, em casa, a presença do IAGO, nos seus inocentes 15 meses de existência, alegra a família e desanuvia os meus pensamentos.

A cidade de SÃO PAULO viveu hoje o dia mais quente do ano, com os termômetros marcando 34,5 graus. O forte calor esvaziou ainda mais as represas do SISTEMA CANTAREIRA. A SABESP espera que a previsão de chuva dos meteorologistas para amanhã se confirme e evite a adoção do rodízio para nove milhões de pessoas na Capital e Grande SÃO PAULO.

O veterano bicampeão mundial de pesos-pesados, GEORGE FOREMAN, em visita ao BRASIL para tratar de compromissos publicitários, esteve em GUARULHOS nesta quarta-feira, para conhecer o trabalho social feito pelo COLISEU BOXE CENTER, além de fazer contato com personalidades do esporte no município. A visita do lutador norte-americano à academia guarulhense foi a pedido da Federação Paulista de Pugilismo. Na oportunidade, FOREMAN foi informado sobre a parceria da Secretaria de Esportes de GUARULHOS e o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE na modalidade, a qual em menos de um ano já trouxe resultados positivos e coloca a cidade como destaque no cenário do boxe paulista.  O secretário de Esportes, BENEDITO APARECIDO DA SILVA, e o chefe de divisão do Departamento de Desporto Amador, ULISSES FRANCISCO PINTO, recepcionaram GEORGE FOREMAN. O pugilista elogiou o trabalho feito na cidade e, em rápidas palavras, falou sobre sua infância e o sucesso obtido na carreira.

ÉMERSON DE SOUZA, 25 anos, e WILSON CARVALHO CHAVES JÚNIOR, 19, foram mortos hoje de madrugada, após efetuarem vários disparos contra uma base da Polícia Militar em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. O ataque foi o 57 º registrado no Estado. CHAVES JÚNIOR tinha uma tatuagem nas costas com a inscrição “PCC”.

O desempregado PAULO CÉZAR DA SILVA MARQUES, de 33 anos, conhecido como PERNAMBUCO e acusado de ter matado os namorados FELIPE SILVA CAFFÉ, 19 anos, e LIANA FRIEDENBACH, 16, foi atendido sexta-feira, dia 7, em uma Unidade Básica de Saúde, no PARQUE ARARIBA, zona sul de SÃO PAULO, com arranhões no rosto, pescoço e peito. Os sinais levam a crer que LIANA lutou contra o criminoso até ser morta com quinze facadas. Outros dois acusados de envolvimento no caso foram presos hoje: ANTÔNIO MATIAS DE BARROS, 48 anos, que guardava a espingarda que matou FELIPE, e ANTÔNIO CAETANO DA SILVA, 50 anos, caseiro da Fazenda BOA ESPERANÇA, usada como cativeiro de LIANA. CHAMPINHA, de 16 anos, e AGUINALDO PIRES foram presos ontem. PERNAMBUCO está foragido.

O SÃO PAULO venceu hoje o THE STRONGEST, por 3 a 1, e se classificou para a semifinal da COPA SUL-AMERICANA. O próximo duelo é com o RIVER PLATE, que eliminou o TIMÃO da LIBERTADORES. DIEGO abriu o placar. Os bolivianos empataram e SOUZA marcou duas vezes para o TRICOLOR.

GUAPIRA CHORA O FIM DO FUTEBOL. Dificuldade financeira levou o clube a desistir do esporte no ano passado depois de 19 anos mantendo time profissional. Campeão invicto da Série B1-B do Campeonato Paulista em 1998, a equipe de futebol ameaçava a sobrevivência do clube. O CLUBE DE CAMPO ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA GUAPIRA foi fundado em 20 de outubro de 1918. Na década de 30 adquiriu a sua sede própria. O início do futebol profissional foi em 1983. O último jogo oficial  GUAPIRA 0 x MONTE AZUL 1, foi em 26 de outubro de 2002.

O CASAMENTO de RONALDO e MILENE DOMINGUES chegou mesmo ao fim. O “FENÔMENO” confirmou hoje, no RIO, que eles vão se divorciar. O craque da seleção negou estar abalado e prometeu fazer gol contra o PERU. O romance entre RONALDO e MILENE começou logo após a COPA AMÉRICA de 1999, no mês de julho. Casaram-se em 24 de dezembro de 1999, véspera de NATAL, e dona LÚCIA (mãe de MILENE), não deu as caras no local da cerimônia: a casa da mãe do FENÔMENO, na BARRA DA TIJUCA. Familiares alegaram problemas de saúde, mas ficou no ar o boato que dona LÚCIA estava insatisfeita com o craque por motivos financeiros. Em abril de 2000, nasceu em MILÃO, na ITÁLIA, RONALD DOMINGUES NAZÁRIO, filho do casal. No mesmo ano, começaram a surgir os boatos de que RONALDO era infiel. Em fevereiro do ano seguinte, MILENE engravidou novamente, mas sofreu um aborto natural. O ano de 2001 foi marcado pelos primeiros rumores de que o casal iria se separar. O clima já não estava bom entre os dois na festa de um ano de RONALD. Depois da COPA de     2002, o casal trocou a ITÁLIA pela ESPANHA e levou junto os rumores de infidelidade. A imprensa italiana divulgou boato de que MILENE teria um caso com o meia holandês SEEDORF, do MILAN. A loira, contratada pelo RAYO VALLECANO, desmentiu. Recentemente, tem sido vista com DAVID AGANZO, do LEVANTE, clube da Segunda Divisão da ESPANHA.

O mais talentoso tenista do momento, o suíço ROGER FEDERER foi o primeiro a conseguir classificação para as semifinais do MASTERS CUP DE HOUSTON. Hoje, FEDERER obteve a segunda vitória no torneio, ao vencer o argentino DAVID NALBANDIAN. Apesar dos bons resultados, FEDERER está fora da luta pela liderança do ranking mundial – ANDY RODDICK, atual número um, estreou com vitória sobre o espanhol CARLOS MOYÁ. Para ser o novo líder, FEDERER teria de ser campeão invicto do MASTERS e contar com tropeços de RODDICK e FERRERO.

O ator PAULO AUTRAN, internado há oito dias no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, deixou a Unidade de Terapia Intensiva. AUTRAN permanece na unidade semi-intensiva para terminar o tratamento clínico. O ator, de 81 anos, foi internado inconsciente depois de desmaiar em casa.

O último líder sem-terra preso no PONTAL DO PARANAPANEMA, JOSÉ RAINHA JÚNIOR, foi libertado hoje depois de passar quatro meses na cadeia, em DRACENA. RAINHA vai recorrer em liberdade de uma acusação de porte ilegal de arma. Ainda pesam contra ele dez processos, todos do juiz ÁTIS DE ARAÚJO OLIVEIRA,  da comarca de TEODORO SAMPAIO, que o acusa de formação de quadrilha por causa de sua atuação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.

Os promotores ROBERTO PORTO e MÁRCIO SÉRGIO CHRISTINO não fazem mais parte do GAECO (Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público. Eles pediram afastamento ontem. No MP comenta-se que o motivo da saída foi a divulgação, pela Rede Globo de Televisão, de uma fita de vídeo com conversas de LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR. O traficante carioca aparece fazendo queixas da rígida disciplina no Centro de Readaptação Penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES. A fita foi exibida no “FANTÁSTICO” do último domingo, dia 9 de novembro. Num dos trechos, BEIRA-MAR diz que o CRP é o lugar mais horrível que já conheceu e que não deseja aquilo nem para o pior inimigo. As gravações foram feitas pelo Ministério Público e o Governo esperava que fossem mantidas em sigilo. A divulgação gerou mal estar na Secretaria Estadual da Administração Penitenciária.

Fim de uma ensolarada tarde no RIO DE JANEIRO, na badalada PRAIA DO PEPINO. EDVALDO SOUZA DA SILVA, o VALTINHO, de 27 anos de idade e 15 anos de esporte, fazia um vôo duplo de asa-delta com a turista ANA ROSA LAPA DOS SANTOS. Em seu currículo de diversos prêmios, VALTINHO acumulava o título de campeão do HIGH LEVEL INTERNACIONAL. Ele voava tão bem e tão leve que os amigos o chamavam de o “PÁSSARO”. Mas no belo anoitecer da quarta-feira a sorte não mais lhe seria madrinha: a sua asa-delta chocou-se contra uma rocha sob a PEDRA DA GÁVEA. Ele morreu na hora. ANA ROSA chegou a ser hospitalizada, mas também faleceu. Ainda não se sabe a causa do acidente, mas testemunhas alegam que a asa-delta teria se partido em pleno vôo, a 150 metros do chão.

PRESO no RIO DE JANEIRO o americano GEORGE NASON, de 55 anos, procurado pelo FBI. Ele é acusado de fraude e lavagem de dinheiro. Foi preso pela Polícia Federal.

RENUNCIOU o comandante das Forças Armadas da COLÔMBIA, o general JORGE ENRIQUE MORA, depois do escândalo sobre os altos gastos dos chefes da polícia. Em BOGOTÁ.

AFASTADO o juiz ROY MOORE, que estava suspenso depois de se recusar a fazer cumprir a ordem de retirada de um monumento aos DEZ MANDAMENTOS, que ele mandara instalar em frente à sede da Justiça do Estado de ALABAMA. Os EUA impõem a separação entre Igreja e Estado e não permitem a instalação de monumento religioso em órgão público. O processo foi o de maior repercussão entre uma série de discussões do gênero desde o início do governo BUSH.

Um caminhão-bomba explodiu hoje diante de uma base militar usada pelos italianos em NASSÍRIA, no sul do IRAQUE, causando a morte de pelo menos 18 italianos – na maior baixa militar da ITÁLIA desde a 2 ª GUERRA MUNDIAL – e nove iraquianos. O atentado deixou ainda mais de 80 pessoas feridas. O ministro da Defesa da ITÁLIA, ANTÔNIO MARINO, disse  em ROMA  que entre os mortos italianos há dois civis; outros doze mortos eram do corpo de carabineiros (polícia militar) e 4 soldados do Exército italiano.

OITO HOMENS que viajavam clandestinamente em um navio de carga de bandeira chinesa foram resgatados do mar, por pescadores, nesta quarta-feira no litoral de PERNAMBUCO. Seis deles disseram que foram espancados e jogados ao mar pela tripulação – os outros dois teriam pulado para fugir dos tripulantes e nadado sete quilômetros até a praia. Os oito, que têm idades entre 16 e 22 anos, são provenientes da República da GUINÉ e tentavam chegar ao BRASIL para trabalhar. Embarcando sem autorização no navio TU KING, no porto de CONACRI, na República da GUINÉ, os oito viajaram escondidos durante sete dias, nos porões da embarcação. Eles se alimentaram de barras de cereais e biscoitos.

MORREU o ator JONATHAN BRANDIS, de 27 anos, tendo a polícia declarado que foi suicídio. BRANDIS começou sua carreira fazendo comerciais na televisão. Participou da novela ONE LIFE TO LIVE, quando tinha seis anos. No cinema, contracenou com CHUCK NORRIS no filme UNIDOS PARA VENCER. Foi também o astro do filme HISTÓRIAS SEM FIM 2. Além do megassucesso da seqüência de HISTÓRIA SEM FIM, ele trabalhou em seriados como L.A. LAW e WHO´S THE BOSS, transmitidos pelo canal SONY. De acordo com o relatório da polícia de LOS ANGELES, ele se enforcou.

2 004   :    -   SEXTA-FEIRA
O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” publica hoje um caderno especial: ARAFAT: A MORTE DE UM SÍMBOLO. Depois de vários dias em coma, ARAFAT falece em hospital na FRANÇA. E as eleições gerais palestinas são convocadas no prazo de 60 dias. A FRANÇA investiu até o fim em seu grande parceiro no ORIENTE MÉDIO, YASSER ARAFAT, mas espera obter dividendos políticos, voltando a participar do processo de negociação dos acordos de paz. Isso explica a declaração do presidente JACQUES CHIRAC ao comparecer ontem ao hospital militar de PERCY, nos arredores de PARIS, para prestar a última homenagem ao líder palestino e dar os pêsames à viúva, SUHA ARAFAT.
Nesse caderno especula-se a causa da morte do líder palestino: AFINAL DE QUE MORREU ARAFAT?, além de trazer a biografia do falecido.

Com compromisso de fazer exames laboratoriais no INCOR, saio de casa por volta das 4:30 horas e chego no local um pouco mais de uma hora de viagem. São 5:40 horas e as portas do INCOR estão fechadas. Sou o número quatro da fila. Logo, muita gente vai chegando e, às 6 horas, quando as portas são abertas, podemos contar com mais de sessenta pessoas na fila. Podemos observar dramas particulares desse povo sofrido, que vem de lugares longínquos de SÃO PAULO. Sendo o número 4, pensei que logo deixaria o INCOR, pois tenho um outro exame marcado para às 13:30 horas. Mas a coisa não corre como eu queria. Recebo um papel onde preciso ir tomar um café reforçado, após tirar o sangue em jejum e retornar depois de duas horas. Vou ao MMDS, onde encontro trabalhando GESOFATO e OLIVEIRA. Ali tomo as atitudes necessárias quanto à Entidade e novamente voltaria ao INCOR para outra retirada de sangue. Feito isso, o relógio marca 11 horas. Procuro o lugar onde devo fazer o exame de “CINTILOGRAFIA RENAL DINÂMICA COM DIURÉTICO (DTPA)” e vejo a possibilidade de antecipar o horário desse exame. Consigo isso e vou para a cama onde sou submetido a um demorado exame renal com a finalidade de verificar a razão pela qual sofro de pressão alta. O resultado desse exame só será entregue no dia 22 de novembro. Meio sonolento, retorno ao MMDS, onde ali encontro o pedreiro MARCELO. Ele me explica que tirou o vazamento do banheiro, já colocou os azulejos e agora espera a chegada do tesoureiro para acerta a sua parte financeira. O CORONEL CARBAIA levou o TENENTE GESOFATO no CARREFOUR do GLICÉRIO e ainda chega com tempo de conversar comigo. 
Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não temos notícias de que o Sr MARCONDES tenha assinado o Edital de Convocação da Assembléia Geral. O presidente está indeciso e isso prejudica muito o MMDC, pois nada podemos fazer antes da publicação do Edital no DIÁRIO OFICIAL.
A semana termina e fica a grande dúvida: quando poderemos contar com o medroso presidente? Também não nomeou o seu vice-presidente e tão-pouco o seu secretário desde que o Coronel MENDES e eu pedimos demissão em 13 de julho. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC periga na presidência do Sr GERALDO FARIA MARCONDES.

O GRÊMIO anunciou hoje pela manhã o afastamento do volante ÉMERSON, que iria enfrentar a PONTE PRETA amanhã, em PELOTAS, pelo BRASILEIRO. Após exames realizados nas últimas duas semanas em alguns componentes do elenco, constatou-se que o jogador, de 24 anos, apresenta leve arritmia cardíaca e, por isso, os médicos acharam melhor fazer novas e mais detalhadas avaliações.
ÉMERSON ficou assustado e aborrecido, mas entendeu a situação. Disse saber que “se trata de uma medida para o seu bem”.
O juiz auxiliar da 1ª Vara do Júri de SÃO PAULO, RUI PORTO DIAS, determinou hoje a prisão preventiva do empresário SÉRGIO NAHAS. Ele é acusado de ter assassinado a mulher, FERNANDA ORFALI, e de ter forjado o suicídio dela em 2001. A decisão atendeu o pedido do promotor ROBERTO TARDELLI, que alegou que NAHAS pretendia casar-se com uma suíça para sair do País e fugir do processo criminal. Na quarta-feira (10), a Justiça já havia determinado a apreensão do passaporte do empresário. O casamento marcado para hoje não aconteceu. Segundo a advogada de NAHAS, DORA CAVALCANTI, quando a notícia do passaporte foi divulgada pela imprensa e “expôs a vida particular dele”, o empresário “ficou arrasado e desistiu de casar”. DORA declarou que soube da decretação da prisão hoje à tarde e ainda não falou com o cliente. O juiz entendeu que, ao casar, o empresário teria cidadania suíça e isso colocaria em risco a aplicação da lei penal. “Vamos entrar com um habeas-corpus na semana que vem para demonstrar que isso não é possível. A cidadania só poderia ser adquirida depois de cinco anos de casamento”, diz a advogada de NAHAS.

Depois de escapar ileso do acidente que matou seu motorista JOÃO BARION, de 35 anos, ontem, na rodovia RÉGIS BITTENCOURT, CARLOS MASSA, o “RATINHO”, chora a morte do amigo. O apresentador está internado no hospital ALBERT EINSTEIN, na zona sul de SÃO PAULO, e, segundo FÁBIO FURIATTI, diretor do “PROGRAMA DO RATINHO”, ele está sob efeito de tranqüilizantes. O filho mais velho de RATINHO, o deputado CARLOS MASSA JÚNIOR, compareceu ao enterro do motorista JOÃO BARION, em ALTÔNIA (interior do PARANÁ), sua cidade natal. O corpo de JOÃO foi enterrado por volta das 17 horas.

A primeira impressão da polícia para explicar a explosão na fábrica de explosivos ORICA BRASIL, em LORENA, no VALE DO PARAÍBA, é falha de equipamento. O delegado ERNANI RONALDO GIANNICO BRAGA, do 1º DP da cidade, destacou a possibilidade após conversar com testemunhas do acidente ocorrido ontem pela manhã. Hoje, os três mortos foram enterrados no cemitério municipal. Três feridos ainda permanecem internados na SANTA CASA. O local das explosões – onde ficava a unidade de encartuchamento de um gel explosivo – permanece isolado e interditado pelo Exército e Polícia Civil. A ORICA informou que pagará uma pensão vitalícia para as famílias dos três funcionários mortos.

Mais magro, com barba por fazer, cabelos curtos e molhados e bastante abatido. Foi com esse visual que o cantor MARCELO PIRES VIEIRA, o “BELO”, de 30 anos, foi transferido hoje às 11 horas da POLINTER, na PRAÇA MAUÁ, no Centro do RIO, para o Presídio ARY FRANCO, em ÁGUA SANTA. Lá, dividirá a cela com 12 a 20 presos, não terá direito a visitas íntimas e o banho de sol é permitido apenas uma vez por semana.

FALECEU o doutor ÁLVARO DE ALMEIDA LISBÔA, nascido em SOROCABA, em 23 de março de 1913. Estudou no Ginásio Normal em SÃO PAULO, no Pré-Médico e na Faculdade de Medicina da Universidade de Medicina de SÃO PAULO (Turma de 1940). Foi assistente extra-numerário de ginecologia na Faculdade de Medicina de SÃO PAULO; foi assistente extranumerário em ginecologia; assistente da clínica particular do professor doutor JOSÉ MEDINA e diretor clínico da Fundação GUERTZENSTAIN. Tomou parte do 1º Congresso de Ginecologia realizado no RIO DE JANEIRO, onde apresentou o trabalho “Câncer no Colo do Útero e as Suas Relações com a Nuli, Uni E Multiparidade”. Foi diretor da Cidade Universitária durante 28 anos, quando se aposentou. Participou da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, cooperando como enfermeiro de guerra na Santa Casa de PIRAJU. Trabalhou no atendimento médico gratuito em ambulatórios para a população carente, pagando do próprio bolso remédios, estudos e material escolar para diversas crianças, que vinham se tratar e que desejavam estudar sem terem as devidas condições financeiras. Os serviços fúnebres serão realizados amanhã na VILA ALPINA. Seu desejo era que seus restos mortais fossem, no futuro, trasladados para o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Isso aconteceu em NOVE DE JULHO DE 2005.

A segunda edição do TROFÉU RAÇA NEGRA, realizada pela AFROBRAS, a Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural, marcou os 450 anos da cidade de SÃO PAULO e lembra o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, a ser comemorado na semana que vem, no dia 20. Nesta noite, a cerimônia de entrega do prêmio movimentou a SALA SÃO PAULO. A premiação foi criada em 2000, comemorando os 500 anos de Descobrimento do País. Naquele ano compareceram ao TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO cerca de duas mil pessoas. Diversas personalidades foram homenageadas hoje, como o governador do Estado, GERALDO ALCKMIN, a primeira-dama ANA LÚCIA AKCKMIN, o empresário JOSÉ ROBERTO MARINHO e os ministros do Supremo Tribunal Federal, MARCO AURÉLIO MELLHO e JOAQUIM BARBOSA, entre outros. A procuradora-geral do Trabalho, SANDRA LIA SIMÓN, foi uma das personalidades a receber o TROFÉU RAÇA NEGRA na categoria Contribuição à Temática do Negro, recém-criada. O Ministério Público do Trabalho se destaca pela atuação no combate à discriminação em vários segmentos, entre os quais trabalhadores negros. Entre as homenagens póstumas, destacou-se a menção a FLÁVIO SANT´ANA, de 28 anos, dentista morto pela polícia em fevereiro. Seu pai, JONAS SANT- ANA, representava a família.
  
Um forte terremoto atingiu hoje o leste da INDONÉSIA, matando pelo menos 17 pessoas e ferindo mais de 170. O terremoto ocorreu às 4:26 horas locais (19:26 horas de quinta-feira, dia 11, em BRASÍLIA) e o epicentro foi a 37 km da Ilha de ALOR TIMUR LAUT, a mais atingida – próxima à Ilha de TIMOR e a cerca de 2 mil km a leste de JACARTA, a capital indonésia. A magnitude do tremor foi 7,3 graus na escala RICHTER. Três tremores ocorreram depois do mais intenso.

Uma multidão agitada de dezenas de milhares de palestinos tornou hoje caótico o enterro de YASSER ARAFAT, em RAMALLAH, na CISJORDÂNIA. Forças de segurança e militantes dispararam tiros para o alto, mas não conseguiram conter a turba. Milhares de pessoas invadiram a MUQATA onde ele foi sepultado, obrigando autoridades a apressar os procedimentos. Pelo menos nove pessoas foram feridas à bala e centenas hospitalizadas por terem sido esmagadas, pisoteadas e sofrido desmaios e ferimentos durante a confusão.
Depois de um funeral com honras de Estado, acompanhado por autoridades de mais de 50 países, no CAIRO, EGITO, o corpo de ARAFAT foi levado para RAMALLAH num helicóptero, acompanhado por outro. O aparelho foi imediatamente cercado por uma multidão comovida e ansiosa para se despedir do líder que dedicou sua vida à tentativa de criar um Estado palestino, e que morreu em PARIS de causa não esclarecida, depois de duas semanas internado.  Muitos estendiam o braço, tentando tocar no caixão. Outros subiram em árvores, muros e telhados, tentando ver o cortejo. Soldados tentaram em vão abrir um corredor por onde o corpo seria levado até a MUQATA, mas o caixão só foi retirado do helicóptero meia hora depois, e transportado com dificuldade, sobre um jipe, até o QG onde ARAFAT passara os últimos dois anos e meio, isolado por ISRAEL. Militantes mascarados tentaram ajudar, e soldados abraçavam o caixão para protegê-lo, mas não conseguiram evitar que a bandeira que o cobria fosse rasgada. O plano de manter o caixão exposto na entrada da MUQATA foi cancelado, e o enterro aconteceu duas horas antes do previsto.
Terra trazida da mesquita de AL-AQSA – o terceiro lugar mais sagrado do ISLÃ, em JERUSALÉM – foi jogada sobre o caixão, depositado num túmulo de mármore branco e preto, onde foram postos uma bandeira palestina e um kafiah branco e preto, que ARAFAT usava sobre a cabeça. O líder queria ser enterrado em JERUSALÉM, o que ISRAEL não permitiu. O governo israelense, que na véspera fechara as fronteiras com CISJORDÂNIA e GAZA, pôs suas forças de segurança em alerta máximo, temendo ataques.
O ministro da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, chegou atrasado para as homenagens prestadas a YASSER ARAFAT, no CAIRO. O representante do BRASIL perdeu o velório, mas conseguiu acompanhar o final do cortejo. O avião da delegação brasileira chegou exatamente no horário em que começou a cerimônia. As cenas dramáticas do enterro de ARAFAT em RAMALLAH contrastaram com o clima solene do funeral militar, realizado numa mesquita de uma base aérea no CAIRO, sob forte segurança. O público foi mantido afastado e até mesmo algumas autoridades ficaram de fora. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do EGITO, HOSNI MUBARAK, acompanhado de líderes árabes, entre eles o príncipe saudita ABDULLAH; o presidente da SÍRIA, BASHAR AL-ASSAD. Estiveram presentes ainda o presidente da ÁFRICA DO SUL, THABO MBEKI, e o primeiro-ministro da TURQUIA, TAYYIP ERDOGAN. O governo do presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH enviou ao CAIRO uma autoridade do segundo escalão, o secretário-assistente de Estado, WILLIAM BURNS, evidenciando a pouca importância que dava a um líder que considerava um obstáculo à paz no ORIENTE MÉDIO. ISRAEL não enviou qualquer representante. O ministro da Justiça israelense, YOSEF LAPID, comentou: “Não acho que deveríamos enviar um representante a um funeral de alguém que matou milhares de pessoas do nosso povo”.
Em encontro, hoje, com o presidente da CHINA, HU JINTAO, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA pediu um minuto de silêncio em homenagem a ARAFAT, que descreveu como “um homem que nasceu e morreu pela liberdade”.

2 005   :   -   SÁBADO      
Não consigo mesmo navegar pela internet. Sou obrigado a entrar em contato com o provedor. Aí é um tremendo trabalho pelo telefone, de liga e desliga fios, mudanças de comandos no computador, até que se consegue novamente o sinal de internet. Fico contente com isso. Passo mensagens para GINO STRUFFALDI, MARIA CECÍLIA, CÉLIA, 21º Depósito de Suprimento, Professor JOSÉ CARLOS, tudo com relação à reunião marcada para 23 de novembro, às 15 horas, a fim de discutir a continuação da luta para com o TÚNEL NOVE DE JULHO. Depois a manhã é ocupada com meus arquivos.

Há dois dias, LUCINDA conversou com meu irmão CARLOS a respeito da venda de minha parte na herança deixada pelos meus pais em POÁ. Explicou que tenho premente necessidade de expandir minha biblioteca e preciso de espaço. Ele disse que em dez dias resolveria o problema (já se passaram dois). Hoje, LUCINDA foi ver uma casa que está para vender, quase defronte da nossa (não é a de dona EMÍLIA). Já faz projetos de construção de salões, acabamento em outras dependências; onde ficarão os nossos agregados: MARLENE e seus bichos; JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR (prestes a se reformar), PAULO CÉSAR, KÁTYA e IAGO (o PAULO CÉSAR, nosso neto, até agora não arrumou colocação. Está com 25 anos e muito acomodado). A cruz é pesada de se carregar. Caso o CARLOS não cumpra com sua palavra é minha idéia levar parte de minha biblioteca para POÁ. Aí terei o espaço necessário aqui em casa e não se fala mais em venda de minha parte da herança. 

O PALMEIRAS voltou a sonhar com vaga na TAÇA LIBERTADORES de 2006 ao derrotar o SÃO PAULO por 2 a 1, de virada, hoje, no PACAEMBU. O VERDÃO ocupa agora a quinta colocação do CAMPEONATO BRASILEIRO. Outros resultados: PAYSANDU 0 x ATLÉTICO MINEIRO 2; BOTAFOGO 2 x PARANÁ  0; FIGUEIRENSE 1 x FORTALEZA 0.

A seleção brasileira fechou a temporada de 2005 com vitória expressiva sobre o frágil time dos EMIRADOS ÁRABES – 8 a 0 – mesmo sem ter precisado jogar bem no primeiro tempo, hoje, em ABU DHABI. A goleada encerra o ano de forma positiva para o BRASIL, que alcançou todas as metas traçadas: a classificação para a COPA DO MUNDO – com o primeiro lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas – e o título da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, conquistado em julho.
BRASIL: DIDA; CAFU (CICINHO), LÚCIO, JUAN (ROQUE JÚNIOR) e ROBERTO CARLOS (GUSTAVO NERY); ÉMERSON (GILBERTO SILVA), ZÉ ROBERTO, KAKÁ e RONALDINHO GAÚCHO; ROBINHO (FRED) e ADRIANO (JUNINHO PERNAMBUCANO). Nosso técnico é o CARLOS ALBERTO PARREIRA.

Foi um sofrimento, mas o URUGUAI conseguiu vencer o primeiro duelo da repescagem contra a AUSTRÁLIA. Com a vitória por 1 a 0, gol do lateral DARIO RODRIGUEZ, a equipe sul-americana, quinta colocada nas Eliminatórias do continente, só precisará de um empate na próxima quarta-feira, dia 16, em SYDNEY. Em MADRI, com a presença do rei JUAN CARLOS e o príncipe FELIPE, a ESPANHA ficou mais próxima da COPA, na ALEMANHA, com uma grande exibição de LUIS GARCÍA, que marcou três gols na vitória por 5 a 1 contra a ESLOVÁQUIA.

O filho sueco de GARRINCHA, ULF LINDBERG, deparou-se hoje com o descaso a quem sempre deu muitas alegrias ao povo brasileiro. Ficou chocado. Parecia não acreditar na forma pela qual o corpo de seu pai foi sepultado no Cemitério de RAIZ DA SERRA, distrito de MAGÉ, vizinho a PAU GRANDE, terra natal do craque, local que hoje visitou pela primeira vez. Por solidariedade, a família de JORGE ROGONISKY cedeu um espaço do túmulo para o gênio das pernas tortas, em 1988. Passados 22 anos, a sepultura sofre com a má conservação e, no momento, é coberto apenas por uma pedra de mármore comprada pelo amigo NILTON SANTOS, ex-lateral-esquerdo do BOTAFOGO e da seleção. Havia sobre o túmulo um jarro velho com flores ressecadas, o que deixou o filho desolado. O sueco disse que a visita ao cemitério foi a parte mais dura da viagem ao BRASIL, que começou na segunda-feira, dia 7. “Grandes heróis merecem grandes homenagens e aqui não é assim”, lamentou.
Nem tudo foi tristeza no dia de LINDBERG. Após a visita ao cemitério, o sueco participou de um jogo festivo e, em seguida, almoçou com oito irmãs: ROSÂNGELA, JURACIARA, MÁRCIA, MARIA CECÍLIA, TEREZINHA, MARINETE, CÍNTIA e LÍVIA. A cidade de PAU GRANDE, com cerca de 8 mil habitantes, parou para ver LINDBERG passar. “Ele é o clone de GARRINCHA”, gritou um garotinho, ao vê-lo entrar em campo com a camisa do BOTAFOGO. LINDBERG jogou como goleiro e mostrou que não leva jeito para a coisa.       

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA está muito preocupado com a real possibilidade de perder o sustentáculo do seu governo, o ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI. Desde o dia 8, quarta-feira, PALOCCI pediu três vezes para sair do cargo. O presidente apelou para que esfrie a cabeça, tenha calma e espere o dia 22, quando comparecerá à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para prestar esclarecimentos. LULA avalia que o embate entre ele e a ministra-chefe da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF, foi escancarado num momento em que pode fugir ao controle: todo o governo está acuado pela oposição e sob o peso das revelações de três comissões parlamentares de inquérito.     A prorrogação da CPI DOS CORREIOS até abril, ano eleitoral, também preocupa LULA.   

Uma quadrilha ameaçou infectar os reféns de um assalto a uma transportadora, em CAMPINAS, hoje pela madrugada, com sangue contaminado com o vírus HIV, que provoca a AIDS. Depois de renderem os familiares de um motorista e um vigilante de carro-forte, os assaltantes levaram 770 mil. A ação da quadrilha começou por volta das 20 horas, quando o vigilante e o motorista chegaram em suas casas e encontraram suas famílias reféns. Entre os sete rendidos, havia uma criança de 5 anos.

Enquanto PARIS vive um fim de semana tenso – com o reforço das medidas para evitar que os distúrbios que abalam a FRANÇA há 17 dias cheguem ao centro da capital – policiais e jovens manifestantes se enfrentaram hoje na área central de LYON, terceira principal cidade do país. Foi a primeira vez, desde o início da onda de violência, que choques foram registrados no coração de uma grande cidade. Foi a primeira vez, desde o início da onda de violência, que choques foram registrados no coração de uma grande cidade francesa.

PETER DRUCKER, um dos maiores especialistas em administração de empresas, morreu nesta sexta-feira, em CLAREMONT, nos EUA, aos 95 anos. Nascido na ÁUSTRIA, o jornalista e intelectual era considerado o pai da administração moderna. Em 75 anos de carreira, escreveu 39 livros, de “O FIM DO HOMEM ECONÔMICO” (1939) ao “O EXECUTIVO EFICIENTE EM AÇÃO”, em parceria com JOSEPH MARCIARIELLO, que será publicado no começo de 2006. Na década de 1950, ele previu a importância crescente dos computadores, com o surgimento da “era do trabalhador do conhecimento”. DRUCKER foi considerado visionário por seu reconhecimento de que empregados dedicados são fundamentais para o sucesso de qualquer corporação e que marketing e inovação deveriam vir antes das preocupações com as finanças. “Ele é pura e simplesmente o mais importante desenvolvedor da administração eficiente e da política pública eficiente no século XX”, disse NEWT GINGRICH, ex-presidente da Câmara dos EUA. “Nos mais de 30 anos que o estudei, falei com ele e aprendi com ele, foi inestimável e insubstituível”. DRUCKER foi educado em VIENA e na INGLATERRA. Fez doutorado em direito internacional enquanto trabalhava como repórter em FRANKFURT, na ALEMANHA. Continuou na ALEMANHA até 1933, quando um de seus ensaios foi proibido pelo regime nazista. Depois de trabalhar como economista para um banco em LONDRES, ele se mudou para os EUA em 1937. Lecionou política e filosofia no BENNINGTON COLLEGE em VERMONT e, durante mais de 20 anos, foi professor de administração na Universidade de NOVA YORK. No início dos anos 1940, foi convidado a estudar os métodos de produção interna da GENERAL MOTORS, uma experiência que levou ao seu livro de administração de 1946, “CONCEITO DE CORPORAÇÃO”. Continuou, e escreveu mais de trinta livros, bem como uma variedade de artigos. A partir de 1971, lecionou um curso para executivos na CLAREMONT, GRADUATE SCHOOL, na CALIFÓRNIA, que batizou a escola de administração com o seu nome.   

A GLOBO apresenta “DESTINO INSÓLITO”, de 2002, dirigido por GUY RITCHIE, com BRUCE GREENWOOD, MADONNA. Americana arrogante hostiliza o quanto pode rapaz italiano que trabalha no iate alugado pelo marido para um passeio pela GRÉCIA. Um acidente leva a patroa e o empregado para uma ilha deserta paradisíaca. Somente os dois, longe de tudo e de todos, leva o clima da discórdia entre eles para uma paixão avassaladora. Mesmo depois de salvos, o amor nascido das agruras do naufrágio vai prosseguir. Mas o estado financeiro da mulher e do seu salvador encarrega-se de afasta-los em definitivo.

Assisto também, nesta noite o filme “DESAFIO NO GELO”, de 2004. Passa no HBO2. Com KURT RUSSELL, PATRÍCIA CLARKSON, NOAH EMMERICH. É a história do treinador de hóquei do time americano que vai competir, nos jogos olímpicos, com a imbatível equipe russa.
Depois, assisto “ENTREVISTA COM O VAMPIRO”, com TOM CRUISE, BRAD PITT, ANTONIO BANDERAS, STEPHEN FREAR. Filme de terror, de 1994. Já no século XX, vampiro concede uma entrevista e conta a história de sua criação, no século XVII, na LOUISIANA. Esse filme passa no MAX PRIME.

2 006   :   -   DOMINGO    /2224  2X20182144 100% 104/204/1/ VOL 3.
É um domingo que vou dedicar à leitura dos jornais e a impressão dos livros que vão de 5 a 8 e 9 a 12 de novembro.
Entre hoje e amanhã, o BRASIL terá pela primeira vez um presidente da República nominalmente comunista. Com as viagens de LULA à VENEZUELA e do vice JOSÉ ALENCAR aos ESTADOS UNIDOS, o cargo passa hoje às mãos de ALDO REBELO (PC do B).
No ESTADO DE SÃO PAULO, leio uma reportagem de MARCELO GODOY: “EU NUNCA FUI TORTURADOR”, REAGE O CORONEL USTRA, CODINOME TIBIRIÇÁ. Ex-chefe do DOI critica processo e diz que Convenção de GENEBRA não se aplica “na guerra contra o terrorismo”.
Ele já foi o Doutor TIBIRIÇÁ, codinome do homem que chefiou e reestruturou o Destacamento de Operações de Informações (DOI) do 2 º Exército de 1970 a 1974. Também é apontado como chefe do que foi o maior centro de tortura de SÃO PAULO (502 denúncias sobre o seu comando), participando de ameaças e sevícias dos presos. Seu nome é CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA. Para os amigos, ele é o homem que debelou “os terroristas que queriam implantar uma ditadura comunista no BRASIL”.
O coronel da reserva do Exército tornou-se nesta semana o primeiro oficial que serviu ao regime militar a ser processado na Justiça por acusações de tortura. Trata-se de uma ação cível movida por uma família de ex-militantes do PC do B presa pelo DOI. Eles dizem que USTRA exibia o casal CÉSAR e AMÉLIA TELLES, ambos presos e marcados pela tortura, aos filhos JANAÍNA, de 5 anos, e ÉDSON, de 4, também levados ao DOI.
O ESTADO encontrou e ouviu USTRA entre seus amigos, na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Lá se reuniram o delegado CARLOS ALBERTO AUGUSTO, o CARTEIRA PRETA, ex-DOPS, e integrantes do Movimento Integralista Brasileiro para uma palestra do coronel, que falou sobre como o BRASIL “ruma para o socialismo”.
“Eu nunca fui um torturador. Sempre procurei tratar os presos lá no DOI com dignidade e humanidade. Foi isso que eu fiz com as presas e os jovens de lá. Tratava-os como brasileiros que estavam do outro lado. Minha função era o comando. O interrogatório era outra coisa. Não é possível aplicar a Convenção de GENEBRA (convenção que regulamenta entre outras coisas o tratamento a prisioneiros de guerra) na guerra contra o terrorismo. Em nenhum país assolado pela guerra suja do terrorismo a convenção foi aplicada. Eles não usam uniformes, praticam atos de terrorismo contra inocentes e não respeitam as leis da guerra(...) É fácil falar de tortura, mas só quem estava à frente do combate tem o direito de falar sobre isso. Eu não fugi. Eu estava no escritório do meu advogado às 12 horas, quando ele me disse: “O senhor não vai depor porque a outra parte abdicou do seu depoimento.” Renunciaram ao meu direito de depor para não ouvirem a verdade que ia dizer lá (USTRA se refere ao processo movido pela família TELLES). Mas eu vou dizer. Em 28 de novembro de 1972, nós estávamos na cola do PC do B, que tinha uma estrutura montada em SÃO PAULO para mandar militantes ao ARAGUAIA. Nós tínhamos de evitar isso para que eles não virassem uma FARC. Batemos então na gráfica do PC do B. Lá estavam a AMÉLIA, o CÉSAR, a CRIMÉIA e duas crianças. Eu disse: “Tragam os adultos para cá e levem as crianças ao Juizado de Menores.” Perguntei aos presos se eles tinham parentes em SÃO PAULO e eles disseram que tinham em BELO HORIZONTE. Era um delegado. Mas um sargento da PM se ofereceu para ficar com as crianças até elas serem entregues ao tio. E o bobalhão aqui permitiu que os pais vissem as crianças diariamente. Nós estamos em plena LEI DA ANISTIA e eu estou sendo processado como o comandante de uma unidade militar quando a lei diz que quem deveria apreciar meus atos é a Justiça Militar. Estou sendo processado por um crime em uma Vara Cível. O que eles querem com esse processo contra mim é acabar com a LEI DA ANISTIA. É o primeiro passo. O objetivo deles é também receber indenizações. Com a reeleição de LULA, o BRASIL caminha a passos largos para a implantação de uma República Socialista. O presidente já falou que gostaria de fazer uma Constituinte. (...) Nós temos de respeitar essa democracia pela qual lutamos e as nossas leis têm de ser respeitadas. O principal objetivo do Foro de SÃO PAULO, do qual o PT faz parte, é tornar o BRASIL socialista. Os cargos mais importantes são dos companheiros. O controle da mídia é indispensável, daí o conselho nacional de jornalismo. O controle educacional se fará por meio da reforma universitária. Agregam-se a isso as ações do MST, verdadeiro exército (...), é o braço armado do PT. Só lhe falta armas de fogo que, com o apoio das FARC seriam facilmente obtidas. Devemos comparar a situação atual com a de pré-64, o Foro de SÃO PAULO à TRICONTINENTAL, HUGO CHÁVEZ com FIDEL, LULA com JOÃO GOULART, o MST com as LIGAS CAMPONESAS e JOÃO PEDRO STÉDILE com FRANCISCO JULIÃO. Conclua agora para onde o BRASIL está caminhando.
Dois agentes do DOI ouvidos pelo ESTADO contaram detalhes de como o órgão prendeu o casal CÉSAR e AMÉLIA TELLES. “Quem entregou o ponto foi o motorista de um dirigente. No ponto entraram o casal e o CARLOS NICOLAU DANIELLE”, disse um sargento da PM, sobre o local da prisão. Segundo ele, DANIELLE morreu sob tortura sem revelar nada. “Depois de um pau lá, eles resolveram abrir o endereço”, disse um tenente da PM, referindo-se ao local onde estavam as crianças.
Quem cuidou da JANAÍNA e ÉDSON foram uma sargento e uma tenente da PM – uma ficava com as crianças de dia e a outra à noite. Por fim, a tenente e o capitão da PM DEVANIR ANTÔNIO DE CASTRO QUEIROZ levaram as crianças para os tios em BELO HORIZONTE.             

Em tarde de grande atuação, o SÃO PAULO venceu o GOIÁS, por 2 a 0, em GOIÂNIA. A equipe só precisa de uma vitória nas três partidas restantes para comemorar o título do CAMPEONATO BRASILEIRO, o que já pode ocorrer no próximo domingo. Em casa, o PALMEIRAS se superou e derrotou o BOTAFOGO por 2 a 1. Já o CORINTHIANS, que terminou o jogo com nove jogadores, conseguiu um empate sem gols com o FIGUEIRENSE, em FLORIANÓPOLIS.

O CAMPEONATO BRASILEIRO acabou para SANTA CRUZ e FORTALEZA. A rodada deste final de semana deixou os dois times do Nordeste matematicamente rebaixados para a Série B em 2007. Os dois perderam por 3 a 0: o SANTA para SÃO CAETANO, em RECIFE; e o FORTALEZA para o INTERNACIONAL, em PORTO ALEGRE. Nem que vençam os seus jogos até o fim do campeonato escaparão da segundona. SÃO CAETANO e PONTE PRETA são os times que mais correm risco de cair. Estão em 18 º e 17 º lugares. Hoje, os dois times venceram seus jogos, mas a vitória do FLUMINENSE sobre o CRUZEIRO atrapalhou os planos da MACACA e do AZULÃO. A PONTE fez tudo certo hoje: recebeu o FLAMENGO, venceu por 3 a 0 e somou três pontos. O SÃO CAETANO manteve a boa seqüência – havia conquistado sete pontos nos últimos três jogos – e bateu o SANTA CRUZ por 3 a 0, com gols de ELTON, JONAS e MARCELINHO.

A atriz NAIR BELLO, de 75 anos, continua internada, em estado grave, na UTI do Hospital SÍRIO LIBANÊS, após sofrer três paradas cardíacas ontem. Sedada e em coma induzido, a comediante que interpreta DONA SANTINHA no “ZORRA TOTAL”, da TV GLOBO, respirava com ajuda de aparelhos. NAIR teve a primeira parada cardíaca em um salão de beleza em HIGIENÓPOLIS. Abatido, um dos três filhos de NAIR, JOSÉ BELLO, lembrou que a mãe estava animada com as gravações de “PÉ NA JACA”, próxima novela das sete da GLOBO, que estréia dia 20. “Ela foi ao sala se preparar para o lançamento”. Hoje, porém, RICARDO WADDINGTON, diretor da novela, disse que ARLETE SALLES assumirá o papel que era de NAIR.
Ao longo do dia, familiares de NAIR receberam ligações de amigos, como os apresentadores FAUSTO SILVA, TOM CAVALCANTE e HEBE CAMARGO, e da atriz LOLITA RODRIGUES. MARCOS CARUSO, o  ALEX de “PÁGINAS DA VIDA”, que mora no mesmo prédio de NAIR, a visitou: “Ela sairá dessa. Hoje ela já bocejava e dava sinais de recuperação”. NAIR teria ficado dez minutos sem batimento até ser socorrida. Levada à SANTA CASA, teve nova parada e, ao ser transferida para o SÍRIO LIBANÊS, sofreu a terceira.    

O VALE DO ANHANGABAÚ ficou pequeno para os sertanejos hoje. A festa de aniversário da rádio TUPI FM, que comemorou 10 anos, reuniu 25 mil pessoas, segundo a PM – a organização falava em 50 mil – e os principais nomes da música sertaneja.
À exceção do cantor LEONARDO e da dupla BRUNO & MARRONE, que estão no Nordeste em turnê, todos eles estavam lá: CHITÃOZINHO E XORORÓ, ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO, DANIEL, RIONEGRO E SOLIMÕES. No total, foram 40 atrações. Além dos sertanejos, também passaram WANESSA CAMARGO, o GRUPO KLB, o PADRE MARCELO ROSSI e TÂNIA MARA. O hit “SE QUISER”, tema da novela “PÁGINAS DA VIDA” interpretado por ela, levantou a platéia. “Sempre foi meu sonho cantar para um público assim, é muita energia”, declarou WANESSA CAMARGO.

Dados obtidos com a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos na operação de compra do dossiê VEDOIN complicam a situação do presidente licenciado do PT, RICARDO BERZOINI. Apontado como um dos “aloprados” que tentaram comprar o material contra políticos do PSDB, OSWALDO BARGAS – responsável por elaborar a parte relacionada a trabalho e emprego do programa de governo do presidente LULA – procurou, insistentemente por BERZOINI, então coordenador da campanha da reeleição, em dois dias decisivos da operação: 12 e 13 de setembro. Exatamente nessas duas datas, BARGAS,q eu também foi secretário do Ministério do Trabalho quando BERZOINI chefiava a pasta, estava em CUIABÁ, onde acompanhou a entrevista que DARCI e LUIZ ANTÔNIO VEDOIN deram à revista ISTOÉ. Na ocasião, os empresários apresentaram acusações de irregularidades na administração tucana no Ministério da Saúde.

O futuro do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas vai ser definido nas próximas 48 horas. A determinação foi anunciada hoje pelo presidente LULA em reunião a portas fechadas com a cúpula do INCOR e os ministros da Fazenda, GUIDO MANTEGA, e da Saúde, AGENOR ÁLVARES, e o presidente da Câmara dos Deputados, ALDO REBELO. Eles se reuniram na BASE AÉREA de SÃO PAULO, antes da viagem de LULA para a VENEZUELA. O cardiologista ADIB JATENE, membro do Conselho Deliberativo do INCOR, vai participar da elaboração de uma solução financeira. Amanhã, ele vai a BRASÍLIA encontrar técnicos do Ministério da Saúde para achar maneiras de liberar dinheiro ao INCOR. KALIL afirmou hoje que se a Fundação ZERBINI não for acudida imediatamente, o hospital pode parar. O último sinal vermelho foi o atraso salarial dos funcionários na quarta-feira. Pela primeira vez na história da instituição, os 3 mil funcionários não receberam a complementação salarial de cerca de 60% paga pela fundação – o restante vem do governo do Estado. O dinheiro foi depositado no dia seguinte, mas o pagamento de encargos trabalhistas foi deixado em aberto. A dívida da ZERBINI é antiga. O tamanho da dívida já seria suficiente para a fundação precisar de intervenção. A decadência financeira da ZERBINI começou no fim da década de 1990, com a construção do INCOR 2, onde hoje funciona a maioria dos atendimentos de alta complexidade do hospital.
Além de JORGE KALIL FILHO e ADIB JATENE, estavam presentes à reunião de hoje DAVID UIP, diretor-executivo do INCOR; JOSÉ MANOEL DE CAMARGO TEIXEIRA, superintendente do Hospital das Clínicas; e ROBERTO KALIL, cardiologista do INCOR.

Vestido de fantasma da Ópera, IRAN MALFITANO foi o vencedor da segunda edição do quadro “DANÇA NO GELO”, do DOMINGÃO DO FAUSTÃO. A final, disputada entre ele e a atriz DANIELE SUZUKI, aconteceu neste domingo. IRAN patinou ao som de um clássico do musical e caiu nas graças do júri que lhe concedeu 18,6 pontos. DANIELE não teve a mesma sorte. Atrapalhou-se com a fantasia de gato, inspirada no espetáculo CATS, e acabou ficando com 27,3 pontos.

Na praia de COPACABANA, a Seleção Brasileira de futebol de areia derrotou o URUGUAI por 4 a 1, neste domingo, e conquistou pela primeira vez a COPA DO MUNDO. A FRANÇA, campeã do ano passado, ficou com o bronze após derrotar PORTUGAL por 6 a 4. “Corrigimos uma injustiça. Ano passado, tínhamos os melhores jogadores mas não fomos o melhor time”, declarou JÚNIOR NEGÃO, ao levantar o troféu. Ele foi um dos poucos jogadores que permaneceram no time após a derrota de 2005.

MARLENE MATTOS sofreu ferimentos leves depois de bater em um táxi. A empresária, que dirigia um automóvel modelo CORSA, rodou na pista após a colisão e bateu novamente em outro carro.

Dois homens-bomba fizeram um atentado simultâneo em frente a um centro de recrutamento de policiais, deixando 35 mortos e 56 feridos, muitos deles em estado grave. O governo iraquiano também anunciou hoje ter encontrado 100 cadáveres em BAGDÁ e em BAQUBA, a 50 km da capital. Desde outubro, mês sagrado do RAMADÃ, houve um aumento da violência sectária entre muçulmanos xiitas e sunitas. O necrotério de BAGDÁ anunciou hoje que 1.600 corpos foram levados ao local no mês passado, o número mais alto desde julho. Nos últimos quatro meses o necrotério recebeu 6.400 corpos.

A prometida blitz do Partido Democrata contra a guerra no IRAQUE já começou. Hoje, políticos da oposição a BUSH que ocuparão postos-chave no recém-eleito Congresso anunciaram que vão pressionar para que a retirada gradual das tropas americanas comece dentro de quatro a seis meses. “BUSH precisa deixar claro para os iraquianos que não iremos ficar lá para sempre”, disse o senador democrata CARL LEVIN, que deve presidir o Comitê sobre as Forças Armadas no Senado. Outro senador, HARRY REID, novo líder da bancada democrata, seguiu a mesma linha: “É preciso começar a trazer os soldados americanos para casa”, disse ele. Ainda não há sinal, porém, de uma disposição do governo BUSH para a retirada. “Não acho que seremos receptivos à idéia de um calendário para a saída automática das tropas”, contestou JOSH BOLTEN, chefe do gabinete do presidente. “Isso poderia ser um desastre”.

2 007     :      -     SEGUNDA-FEIRA
LUCINDA irá completar seus setenta anos no próximo dia 17. Já pediu uma certa soma de dinheiro para comprar o necessário para uma pequena comemoração em casa. Acontece que tenho certa dificuldade para conseguir isso, face o emprego de numerário nas casas que adquirimos em fins de 2005. Um empréstimo para o “lan house” que o PAULO CÉSAR vem tocando irá durar ainda uns 30 meses para ser pago. Socorrendo-me de amigos nesta manhã chuvosa, vou conseguir uma soma que deverá agradá-la.
Na Sociedade, por volta das 13 horas, um cabo do Exército vem buscar os diplomas das medalhas que serão entregues na próxima quarta-feira em SOROCABA. Como o MENDES afiançou que irá para MINAS GERAIS em missão pela maçonaria, caberá ao GINO e a eu acertar os meios de locomoção para esse lugar. Acerto com o cabo o pedido para que uma viatura venha nos buscar no MMDC por volta das 8 horas.
No almoço, com MÁRIO MARGARIDO comento a baixaria que aconteceu no CHILE, por ocasião da 17ª CÚPULA IBERO-AMERICANA. CHÁVEZ é uma figura folclórica, fanfarrão, tipo de tirano de uma republiqueta chamada VENEZUELA. Não podemos falar muito porque temos também um sujeito desqualificado na presidência do BRASIL. São tipos populistas que enganam o povo e, com isso, por meio do voto, conseguem galgar o primeiro posto da Nação, de maneira vexatória.
Na tarde, o TENENTE-CORONEL PM CODELO, nosso tesoureiro, acusa a LILIAN de ter desviado dinheiro da Sociedade. Tem como provar essa acusação. Isso é algo muito ruim. Não podemos conversar muito porque temos de ir à reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Fica acertado de que o CODELO irá conversar com a funcionária a fim de resolver da melhor maneira possível essa situação. Mais uma vez a Sociedade tem uma página manchada na sua história.
Sob a coordenadoria do GIANNOCCARO e a secretaria do VIVIANO FERRANTINI, discutimos assuntos de alto interesse nesta tarde. Estão presentes: ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, FRANCES DE AZEVEDO, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, MAJOR PICOLI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MILTON FERNANDES, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH. O CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES chega um pouco atrasado.
Foram distribuídos “folders” sobre a Bandeira Nacional para as distritais, a fim de comemorarem o DIA DA BANDEIRA nas escolas. O CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO fez uma palestra sobre a Bandeira na ESCOLA “DARLY REZENDE”, em SANTANA. Esse evento é comentado nesta reunião.
GIANNOCCARO comenta um artigo que lhe mandei sobre o episódio “LAMARCA”, onde as Forças Armadas entraram com processo pedindo a anulação da pretensa promoção de um capitão desertor a general. Um absurdo cometido por pessoas ligadas a um governo arbitrário.
SERRA DI NERVI fala sobre o restauro do avião JAHÚ. Fica a curiosidade em se saber o destino que será dado ao mesmo, atualmente sob os cuidados da HELIPARK, que foi a responsável pela reforma do histórico aparelho. GIANNOCCARO quer que o MILTON, OG, FRANCES e DI NERVI obtenham mais subsídios sobre o JAHÚ.
GIANNOCCARO ainda não recebeu do Quartel do Comando Geral a data para que o Cmt Geral e o estandarte da PMESP recebam o COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH. Ele quer que a solenidade seja realizada no auditório do IBIRAPUERA.
MILTON tece comentários sobre a KHRONOPEDIA; FRANCES convida os membros da Comissão para uma solenidade no Círculo Militar, no dia 23, às 19:30 horas – MOVIMENTO POÉTICO NACIONAL.
Converso sobre uma placa de bronze que se pretende colocar na Entrada da Câmara Municipal, ainda neste ano. A idéia é do JOSÉ D´AMICO e, hoje, ele deixou no MMDC uma minuta sobre um ofício que pretendemos mandar para a OAB/SP. Nessa placa constariam os nomes da: Câmara Municipal de São Paulo, Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, OAB/SP e Centro de Memória Eleitoral do TER/SP. 
Por volta das 16:15 horas o GIANNOCCARO é obrigado a encerrar a reunião porque uma outra acontecerá em seguida no mesmo local onde estamos.
Assim que chego em casa recebo um telefonema choroso da LILIAN. Jura pelo seu filho que não pegou dinheiro da Sociedade. Fica então a dúvida: quem pegou? Peço a ela que compareça no MMDC para esclarecer essa situação muito desagradável. Ela irá telefonar para o GINO. Sua situação não é nada boa, pois o TENENTE-CORONEL PM CODELO, nosso tesoureiro, a acusa de desvio de dinheiro.

O piloto do helicóptero que caiu em CARAPICUIBA, na véspera do feriado de FINADOS, estava com a habilitação vencida há três anos. No acidente, três pessoas de uma mesma família morreram e uma ficou gravemente ferida. A aeronave ainda estava com excesso de peso no momento da decolagem e com o seguro vencido, segundo informações do “SPTV”. A aeronave levantou vôo do HELIPARK, um dos maiores centros de helicópteros do país, e caiu menos de um minuto depois. No mesmo dia, outros dois helicópteros caíram em SÃO PAULO.

O PM FÁBIO LEANDRO DE SANTANA SAVIOLO, de 30 anos, investigado pela Corregedoria da PM sob suspeita de integrar um grupo de extermínio em OSASCO, matou mais duas pessoas na noite de sábado, dia 10, entre elas o filho de um fazendeiro da PARAÍBA. Segundo boletim de ocorrência registrado no 5º DP da cidade, SAVIOLO e a namorada, a PFem PM CIBELE DE PAULA SILVA, de 26 anos, teriam reagido a tentativa de seqüestro relâmpago. Eles conversavam ao lado do GOLF do soldado, na Praça PADROEIRA DO BRASIL, quando três homens armados se aproximaram. O PM avisou que a chave do carro estava no contato, e a sua carteira, no porta-luvas, mas os ladrões mandaram o casal entrar no veículo. O taxista MARCELO CAVALCANTE DOS SANTOS, de 27 anos, conta que o PM sentou-se atrás, com um dos ladrões, e a namorada no banco do passageiro. O terceiro assaltante teria ficado na rua. Ainda segundo a testemunha, aproveitando um momento de descuido dos ladrões, o casal de PMs sacou as armas, que estavam sob os bancos, e atirou. Os assaltantes saíram do veículo, mas foram baleados na rua e morreram a caminho do hospital. Com um deles foi apreendido um revólver 38, com cinco cápsulas intactas. Segundo o CAPITÃO PM MARCELINO FERNANDES, o episódio de agora é crime comum e nada tem a ver com a investigação anterior. “Foi legítima defesa e o policial estava de folga”.    

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal prenderam hoje 20 pessoas acusadas de fraudes em licitações de obras públicas feitas com recursos federais em ALAGOAS, entre 2004 e 2007. As prisões fazem parte da OPERAÇÃO CARRANCA, que investiga as irregularidades desde fevereiro de 2006. O prejuízo apurado até agora é de 20 milhões de reais. Os desvios envolvem recursos dos Ministérios da Saúde, da Integração Nacional, das Cidades, da Educação, do Desenvolvimento Agrário e do Turismo. O dinheiro era repassado por meio de convênios às prefeituras para obras de saneamento, infra-estrutura, construção de casas e combate à seca. Ao todo foram identificados problemas em 55 municípios, mas a investigação acabou se concentrando em 12 prefeituras. Uma delas é a de MURICI, cujo prefeito é RENAN CALHEIROS FILHO – filho do presidente licenciado do Senado, RENAN CALHEIROS. Agentes da PF estiveram logo pela manhã na sede da prefeitura recolhendo documentos.

A cantora ELZA SOARES cancelou o show que faria em ROMA, dia 19, por motivos de saúde. No final de maio, a cantora foi submetida a uma cirurgia de reconstrução do trato intestinal e não poderia fazer grandes esforços e viagens de longa duração por conta do pós-operatório tardio.

O ator FERNANDO TORRES ganhou uma exposição em homenagem à sua trajetória profissional no Centro Cultural BANCO DO BRASIL, no RIO. A mostra, aberta nesta segunda-feira, comemora os 80 anos de FERNANDO, completados no sábado, dia 10 de novembro. O ator também está completando 60 anos de carreira. Emocionado, ele agradeceu à família e aos amigos presentes. Amigo de longa data, TONY RAMOS deu um abraço carinhoso em FERNANDO e o parabenizou pela homenagem. A exposição foi organizada por FERNANDA MONTENEGRO e pela filha do casal, FERNANDA TORRES. A mostra traz fotografias raras que revelam a trajetória de vida do ator, diretor e produtor. O filho, CLÁUDIO TORRES, MARÍLIA PÊRA, MIGUEL FALABELLA, FRANCISCO CUOCO e ARLETE SALES também estiveram na inauguração. 

Uma manifestação na cidade de GAZA para marcar os três anos da morte do líder palestino YASSER ARAFAT se tornou hoje um duelo sangrento entre militantes islâmicos do HAMAS e manifestantes do grupo secularista e nacionalista FATAH, fundado por ARAFAT. Ao menos sete pessoas morreram e mais de cem ficaram feridos. Os mortos e a maioria dos feridos eram ligados ao FATAH.

Enquanto os políticos espanhóis discutem a reação de HUGO CHÁVEZ ao cala-boca que levou do REI JUAN CARLOS, os internautas se divertem. Centenas de piadas foram colocadas na rede. E sites disponibilizaram a bronca do rei em CHÁVEZ – “Por que não te calas?”- para ser baixada como ringtone de celulares. Já o governo espanhol anunciou hoje que não pretende responder à ofensas do presidente CHÁVEZ ao REI JUAN CARLOS, para não entrar no “jogo” do venezuelano. 

Autor de romances como “O BEBÊ DE ROSEMARY” e “AS POSSUÍDAS”, o escritor norte-americano IRA LEVIN morreu nesta segunda-feira, aos 78 anos, em seu apartamento em NOVA YORK, vítima de uma parada cardíaca. Seus livros, marcados pelo suspense, introduziram na cultura americana uma vasta gama de personagens, de satanistas urbanos a cientistas envolvidos na tarefa de clonar ADOLF HITLER – atraindo a atenção de roteiristas e diretores que levaram muitas de suas obras ao cinema.
LEVIN nasceu em 1929, no BRONX, em NOVA YORK. Sua estréia se daria em 1950, ainda na faculdade, quando se inscreveu em um concurso de roteiros para o seriado de mistério “LIGHTS OUT”, da rede CBS. Três anos mais tarde, lançaria seu primeiro livro, “A KISS BEFORE DYING (UM BEIJO ANTES DE MORRER), que narrava a história do assassinato de uma adolescente grávida a partir de três pontos de vista diferentes. O livro foi considerado pelo NEW YORK TIMES a melhor estréia literária do ano e, em 1956, chegaria ao cinema, com ROBERT WÁGNER no papel de assassino.
Nos anos seguintes, LEVIN trabalhou como roteirista de televisão. Até que, em 1967, lançou “O BEBÊ DE ROSEMARY”, sobre bruxas que vivem em NOVA YORK e tentam gerar o Diabo em uma jovem mulher grávida. O livro vendeu cerca de 5 milhões de exemplares e, no ano seguinte, a decisão do cineasta ROMAN POLANSKI de transformá-lo em filme garantiria de vez a fama do escritor. Sempre sucesso de público, seus livros seguintes, no entanto, não agradariam à crítica, como “OS MENINOS DO BRASIL”, que falava da tentativa do médico nazista JOSEF MENGELE de criar um clone de HITLER na AMÉRICA DO SUL.  

Condecorado, postumamente, com a Medalha de Herói da Federação Russa, a maior homenagem do KREMLIN, o agente secreto GEORGE KOVAL. Filho de imigrantes bielo-russos, ele nasceu nos ESTADOS UNIDOS, onde viveu até a adolescência. Durante a GRANDE DEPRESSÃO, mudou-se para MOSCOU, formou-se em química e foi treinado pela inteligência soviética. De volta aos ESTADOS UNIDOS, infiltrou-se na equipe do projeto MANHATTAN, que criou a bomba atômica. As informações roubadas por KOVAL foram decisivas para o desenvolvimento da bomba russa. Morreu incógnito em MOSCOU, no ano passado, aos 92 anos.

2 008    :     -      QUARTA-FEIRA
O SARGENTO JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR compra hoje uma estante para ser colocada na HEMEROTECA VENTURA. Ela irá receber os livros de minhas memórias já referentes a janeiro de 2007. O espaço vai se apertando na repartição onde estão, principalmente, as coleções de jornais referentes ao século XXI. Tenho pouco tempo para me dedicar ao computador, já que levantei tarde nesta quarta-feira de temperatura de 20 graus, às vezes com chuvisqueiros.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com a presença do presidente, tenho a oportunidade de conversar com ele sobre os convênios realizados entre a Secretaria da Cultura e a Sociedade, na obtenção de verbas sempre destinadas às solenidades de 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro, que sempre deram muitas dores de cabeça para a prestação de contas. Essas verbas sempre chegavam depois da solenidade já ter transcorrida e a justificativa dos gastos era um sério problema. Agora, os novos líderes da Sociedade desconhecem toda essa problemática e acham que um simples ofício endereçado à Secretaria da Cultura, solicitando verba, possa resolver o problema. Vejo ver ao GINO que o tesoureiro precisa estar atuante nesse sistema, pois até agora pouco ou quase nada fez para dinamizar as finanças da Sociedade, aliás, muito mal das pernas nesse final de 2008.
Comparece na Sociedade o fotógrafo do JORNAL DA TARDE para retratar a matéria do repórter que ontem me “sabatinou” acerca da sede do MMDC. O MAJOR PM WLAUDER, Assessor Militar da Prefeitura da Cidade de São Paulo, vem buscar um ofício que minutara ontem e que o presidente assinou hoje. Trata-se da reforma do telhado da Sociedade. O WLAUDER foi meu tenente no 2º BPChq, quando ali comandei em novembro de 1986 a março de 1988  (deixei o comando por ocasião de minha promoção a Coronel, em 11 de março daquele ano). Durante um bom tempo ele conversa conosco e está interessado em ajudar a Sociedade.
O CORONEL ARY CANAVÓ também passa uma parte desta tarde em nossa companhia. Enquanto isso, a MARINEI CHALUB não pode trabalhar sossegada. Atende uma série de telefonemas e ainda é obrigada a fazer o papel de estafeta, indo levar diplomas de medalhas que irão ser entregues no sábado em BOTUCATU ao Conselho de Honrarias e Mérito do Estado de São Paulo, para a assinatura do Presidente desse Conselho. Um soldado vem buscar ofícios de outorga da Medalha Governador PEDRO DE TOLEDO para os coronéis ISIDRO SUITA MARTINEZ e AVIVALDI NOGUEIRA JÚNIOR. Eu desconhecia que a MARINEI tinha já aprontado esses ofícios (há muito desencontro entre os diretores da Executiva), justamente no momento em que ela está em trânsito. Sou obrigado a revirar a mesa da funcionária, a fim de achar esses ofícios. Até agora desconheço a lista das pessoas que irão receber as medalhas: Governador PEDRO DE TOLEDO e CONSTITUCIONALISTA no dia 15 de novembro. O MENDES joga em faixa própria e nada me comunica. Apenas sei que serão entregues as medalhas, mas não sei os nomes daqueles que irão receber as condecorações. Talvez a falta de tempo do secretário das medalhas atrapalhe o bom andamento dos trabalhos da secretaria da Sociedade.
Converso também com VICTÓRIO, CRISTIANO e DANILO sobre os grandes problemas financeiros que estamos atravessando. O governador acaba de ver consumada a sua intenção malévola de apenas dar 6,5% de reajuste de vencimentos para o funcionalismo, com a aprovação do projeto enviado à Assembléia.
Pessimista, amolado com o transcurso dos problemas da Sociedade, deixo o MMDC em companhia do GINO. Vamos embarcar no metrô.    

Desde o dia 12 de agosto, o CORINTHIANS não sabe o que é derrota. Naquele dia, levou 2 a 1 do VILA NOVA, fora de casa. Hoje, em CAXIAS DO SUL, ganhou de 2 a 1 do JUVENTUDE, alcançou a marca de 20 jogos sem perder – contando o amistoso diante do MIXTO-MT – e agora buscará a revanche contra os goianos, sábado, dia 15, no PACAEMBU. Já com acesso e o título da Série B, a motivação do próximo duelo é a de, além de vingar o tropeço da ida, de tirar o algoz da luta por uma vaga à Série A. O duelo com o 100º do goleiro FELIPE pelo CORINTHIANS, que estreou com a camisa número 100. No ALFREDO JACONI, ainda sonhando em brigar por vaga, o JUVENTUDE quis sufocar no início. Esqueceu de marcar e deu espaço para MORAIS tabelar com DENTINHO e, logo aos 7 minutos, abrir o marcador. Somente aos 23 minutos do segundo tempo é que o JUVENTUDE empatou. Em cobrança de falta, aos 40 minutos, CRISTIAN garantiu o triunfo e a festa corintiana nesse fim de temporada.

O que começou como uma briga entre duas meninas terminou em clima de rebelião na Escola Estadual AMADEU AMARAL, no BELÉM. Janelas, carteiras, vidraças e parte do telhado foram destruídos pelos estudantes, que chegaram a ameaçar de agressão professores e funcionários. O “motim” durou cerca de uma hora e meia e só terminou com a chegada da Polícia Militar. As aulas estão suspensas entre os dias 13 e 14 para limpeza e reforma do prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico.   

Um adolescente franzino, com cerca de um metro e meio de altura, considerado maldoso pela polícia, é o principal suspeito de liderar crimes contra a comunidade chinesa nos últimos dois meses, ocorridos nos bairros do BRÁS, PARI e CAMBUCI, na região central de São Paulo. O garoto tem 16 anos e foi preso hoje com outras oito pessoas. O grupo é investigado em pelo menos 20 casos de assalto e pelo menos dois dos quatro latrocínios registrados contra os orientais.

O governo conseguiu manter na Câmara os principais pontos da Medida Provisória 443, que permite que o BANCO DO BRASIL e a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL comprem instituições financeiras privadas e públicas sem licitação. Sob protestos da oposição, o texto aprovado hoje permite que a CAIXA BANCO DE INVESTIMENTOS, empresa criada pela MP e diretamente ligada à CAIXA, compre, sem restrições, empresas do ramo que quiser, inclusive de construção civil.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, EROS GRAU, determinou nesta noite que os policiais civis paulistas voltem ao trabalho. GRAU afirmou que o direito de greve não se aplica aos policiais, paralisados há 59 dias. Pela decisão, caberá ao Estado tomar medidas para restabelecer plenamente a prestação dos serviços. Sindicalistas disseram que vão avaliar juridicamente a decisão e a categoria pode voltar às funções amanhã. Hoje, a Assembléia Legislativa aprovou o pacote de projetos com reajustes para as Polícias Civil, Militar e Científica para também colocar fim à greve.
Segundo o ministro, a legislação, incluindo a Constituição, proíbe greve em determinados serviços. GRAU, no entanto, antes dessa afirmação, havia dito que não competia ao STF decidir sobre a legitimidade da greve – função da Justiça local.
Com a aprovação dos projetos que tratam de reajustes para as carreiras das polícias, nesta noite, lideranças vão pedir o fim da greve.

As bolsas de valores tiveram quedas expressivas em todo o mundo hoje, em razão de uma série de notícias negativas. Além dos sinais cada vez mais claros de recessão global, o Tesouro dos EUA decidiu mudar o foco do pacote de ajuda de 700 bilhões de dólares para o sistema financeiro. Em vez de comprar ativos podres de bancos, conforme havia sido originalmente anunciado, o governo dará prioridade à injeção de capital para estimular o crédito. O secretário do Tesouro, HENRY PAULSON, reconheceu que a melhor saída para a crise é atacar de frente a falta de capital. Outro elemento de tensão é a RÚSSIA – um dos BRICS, grupo de emergentes que inclui o BRASIL – que enfrenta graves problemas de câmbio e teve de elevar juros para frear a saída de capitais. No BRASIL, o cenário piorou em razão de avaliações negativas sobre o balanço da PETROBRÁS. Embora tenha registrado lucro recorde no terceiro trimestre, a empresa apresentou também alta inédita de custos operacionais. E o preço do petróleo continua em queda: hoje, nos EUA, fechou em 56,16 dólares. Nesse contexto, a BOVESPA recuou 7,75% - no ano, acumula uma queda de 46,19%. Já a BOLSA DE NOVA YORK teve baixa de 4,73%.
O dólar fechou em alta de 3,20%, a R$2,293. A cotação subiu mesmo com a venda de 1,324 bilhão de dólares pelo Banco Central. Dados do BC mostram que caiu 51,3% a média diária de crédito para exportadores na primeira semana do mês em comparação com outubro. Nesse período, deixaram o País cerca de 565 milhões de dólares.

Com a vitória sobre o checo RADEK STEPANEK (que substituiu ANDY RODDICK, contudido), ROGER FEDERER voltou a ter esperanças de classificação para as semifinais da MASTERS CUP DE XANGAI, após ter estreado com derrota. No próximo jogo, no dia 14, decidirá diante da sensação britânica ANDY MURRAY. Se vencer MURRAY por 2 sets a zero, FEDERER poderá ficar como líder de seu grupo. Para complicar a situação e causar maiores expectativas, ROGER FEDERER encontrou dificuldades para vencer STEPANEK.

Mais magro e abatido, o líder cubano FIDEL CASTRO reapareceu hoje em uma foto publicada no jornal “EL NUEVO HERALD”, de MIAMI. A imagem mostra FIDEL ao lado de KIRIL GUNDAJAEV, número dois da Igreja Ortodoxa russa, que visitou CUBA em outubro para inaugurar um templo ortodoxo em HAVANA. A foto, segundo o jornal, foi tirada no último dia 20, durante o encontro. O governo cubano e a imprensa oficial não fizeram comentários sobre a foto. 

12 DE NOVEMBRO DE 2009       :    -         QUINTA-FEIRA
Uma solenidade de entrega de Medalhas MMDC e “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, bem como Láureas de Mérito Pessoal, Medalha Valor Militar e outras relacionadas pela Corregedoria PMESP fazem com que saia de casa por volta das 7:30 horas. No horário previsto das 9 horas estou no gabinete do CORONEL PM DAVI ROSOLEN, Corregedor, que se faz acompanhar do nosso presidente GINO STRUFFALDI. Aguardamos a chegada do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES.
Por volta das 9:30 horas, o CORONEL PM DAVI faz um contato no celular do MENDES e ele está com problemas e não poderá chegar antes do início da solenidade.
Toda a oficialidade da Corregedoria está formada para essa cerimônia cívica e que tem o condão de aprendizado de episódios dignificantes da história pátria. A figura do governador PEDRO DE TOLEDO (em princípio era interventor de SÃO PAULO, escolhido pelo governo provisório de GETÚLIO VARGAS). Tomado de brios, deixa de ser interventor para ser o governador dos paulistas, em 10 de julho de 1932, no início do Movimento Constitucionalista. Esse é o aprendizado desta manhã para muita gente que desconhece a Epopéia de 32.
Alegra-me ver pessoas perguntando sobre pontos da revolução e mesmo alguns oficiais interessados em criar um núcleo da Sociedade dentro da Corregedoria.
CORONEL PM DAVI ROSOLEN faz uso da palavra e aborda, resumidamente, as revoluções de 1922, 1924, 1930 e 1932. Essa é a nossa finalidade, que, em 2009, estamos contando com o apoio total do atual Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO.
Quando vai se iniciar a entrega da Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” chega o CORONEL MENDES, participando então do ato de condecoração.
O CORONEL PM DAVI NELSON ROSOLEN recebe a Medalha MMDC. Os agraciados com a “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” são:
TENENTE-CORONEL PM MAURO PASSETTI
TENENTE-CORONEL PM MAURO JOSÉ FERNANDES TAVARES
1º TENENTE PM MARCELO ALBUQUERQUE RAMOS DA SILVA
1º TENENTE PM SIMEY ANDRÉ PEDROZO TRAIBA
2º TENENTE QAOPM ANTÔNIO RODRIGO GOMES
SUBTENENTE PM LUIZ HENRIQUE NARDIN
1º SARGENTO PM CLAYTON VIANA
1º SARGENTO PM EDMILSON FERREIRA DOS SANTOS
1º SARGENTO PM JOÃO BATISTA ROSA
1º SARGENTO PM RICARDO ASSUNÇAO MEIRELLES
2º SARGENTO PM ANTÔNIO RODRIGUES MONSIGNATTE
2º SARGENTO PM MÁRCIO ALVES TEGANI
2º SARGENTO PM GIULIANO DA SILVA
3º SARGENTO PM ADEVAIR TELES COUTO
3º SARGENTO PM JOSENEIAS DO PRADO CANTUÁRIO
3º SARGENTO PM JOSÉ CARLOS DA SILVA
CABO PM JURACI OLIVEIRA SILVA
CABO PM MARCOS VINÍCIO OLIVEIRA
SOLDADO PM CHARLES JOSÉ DO NASCIMENTO
SOLDADO PM MAURÍCIO DOS SANTOS
SOLDADO PM CRISTIANO JOSÉ DE CARVALHO
SOLDADO PM ERALDO MOREIRA BARRETO FILHO
SOLDADO PM VALDIR RODRIGUES DA SILVA
SOLDADO PM SÉRGIO FERNANDES PACHECO.
Após o encerramento da Solenidade vamos para o gabinete do CORONEL PM DAVI ROSOLEN, onde conversamos com o mesmo durante um bom tempo. O MENDES tem outros afazeres nesta tarde. O GINO e eu embarcamos no metrô. Ele vai descansar em sua casa e eu vou para o MMDC.
Já na Sociedade, no período da tarde, a Soldado Fem PM LIMA, do núcleo “MMDC ROMÃO GOMES”, vem trazer quase uma centena de fotos tiradas na cerimônia de 10 de novembro, no 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”. MARINEI coloca essas fotos em meu computador. É um fato histórico que iremos perpetuar através das imagens. Passo algum tempo desta tarde vendo essas imagens e relembrando momentos do dia 10 último. Tal como essa cerimônia de hoje, na CORREGEDORIA, naquela data foi a vez de manter acesa a chama de 1932 no batalhão da ROTA.   

GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO
FEDERADO AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
ATO Nº 9180 DE 12 DE NOVEMBRO DE 2009
“1809/2009 – 200 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO” “A PRIMEIRA CORPORAÇÃO POLICIAL MILITAR DO BRASIL
Concede Medalha Comemorativa
da Instalação do GOB-RJ
             EDUARDO GOMES DE SOUZA, Grão-Mestre do GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO, federado ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL, no uso de suas atribuições legais,
             RESOLVE
             Artigo Único – CONCEDER AO CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, a MEDALHA DE INSTALAÇAO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO, pelos relevantes serviços prestados à Sociedade, à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e ao GOB-RJ
             Dado e traçado no Gabinete do Grão-Mestrado, ao décimo segundo dia do mês de novembro de DOIS MIL E NOVE da E .. V .., 188º da fundação do GOB e 32º da fundação do GOB-RJ.
O Grão-Mestre
EDUARDO GOMES DE SOUZA

                                                                                SELADO E TIMBRADO
O Sec..Estadual de                                                       O Séc.. Estadual da
Administração e Patrimônio                                         Guarda dos Selos
MANOEL PEIXOTO BARBOSA          ÉDSON TAVARES BANDEIRA DE MELLO
   
LEGIÃO DOS VETERANOS DE GUERRA DO BRASIL
SEÇÃO NITERÓI
Fundada em 22 de novembro de 1971
MEDALHA
SESQUICENTENÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A Legião dos Veteranos de Guerra do Brasil – Seção Niterói, em reconhecimento aos bons serviços prestados aos veteranos da 2ª Guerra Mundial, outorga a
CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
a “Medalha do Sesquicentenário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro” do que, para constar, expediu o presente diploma.
RIO DE JANEIRO, RJ, 12 DE NOVEMBRO DE 2009

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais descartou hoje a hipótese de o apagão ter sido provocado por uma tempestade de raios. As imagens do sistema de monitoramento do INPE mostram que os raios caíram longe das linhas de transmissão de energia que passam pela subestação de ITABERÁ, segundo informações do Jornal Nacional. Porém o Governo insiste que uma tempestade com chuva, ventos fortes e raios provocou um curto circuito na substação de ITABERÁ, desligando as três linhas de transmissão e causando o apagão que atingiu 18 Estados no dia 10 de novembro.
“O que nós temos no momento do apagão eram raios com 10 a 15 km, ou seja, 5 a 6 vezes mais fracos do que a intensidade necessária. E eles não estavam atingindo a linha, a mais próxima estava a dois quilômetros dali. Se o raio causou esse apagão, isso significa que o nosso sistema está totalmente frágil, está totalmente exposto”, disse o coordenador do Grupo de Intensidade Atmosférica do INPE, OSMAR PINTO.

Uma forte chuva que castigou cidades da BAIXADA FLUMINENSE, nesta noite, deixou destruição, desabrigados e muito caos. Em NOVA IGUAÇU, o saldo foi trágico: um deslizamento de terra causou as mortes de três pessoas e deixou outras duas feridas – toda da mesma família.
Em DUQUE DE CAXIAS, as chuvas inundaram 16 bairros e diversas pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas em barcos. A prefeitura decretou situação de emergência. BELFORT ROXO e TANGUÁ também foram atingidas.

Conhecido por seu temperamento forte e pelas confusões em que se envolve, o ex-campeão de mundial de pesos pesados MIKE TYSON foi detido no Aeroporto de LOS ANGELES, ESTADOS UNIDOS, por agredir um fotógrafo e tentar quebrar a câmera dele.
TYSON, de 43 anos, teria sido conduzido algemado para uma sala do terminal, enquanto o paparazzo TONY ECHEVARRIA, de 50 anos, teve que ser levado a um centro médico, com ferimentos leves. Mas também prestou declarações sobre o incidente à polícia do aeroporto.
O caso ocorreu quando TYSON, a mulher e o filho de 10 meses voltavam de uma viagem à EUROPA e seguiriam para LAS VEGAS.
A vida conturbada do ex-campeão – que começou na infância, ao se envolver com gangues de NOVA YORK – foi marcada por uma tragédia neste ano: em maio, sua filha de 4 anos, EXODUS, morreu enforcada acidentalmente. 

Nesta quinta-feira o Comandante Interino MAJOR PM ÁTILA GREGORIO RIBEIRO PEREIRA, recebeu, pela manhã, na sede do 2º Grupamento de Bombeiros, na VILA MARIA, comandantes militares, subprefeitos, autoridades civis e familiares para as solenidades do 118º aniversário da Unidade. O Comandante outorgou a MEDALHA DO CENTENÁRIO do Grupamento a diversas autoridades Militares e Civis. Entre elas os subprefeitos de SANTANA/TUCURUVI/MANDAQUI – HÉLIO RUBENS e de JAÇANÃ/TREMEMBÉ – JOSÉ ALCIDES FANECO; o Comandante do CPA/M-3 CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA e o Deputado Estadual CELINO CARDOSO. Destaque para os quatro rapazes de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO que em outubro efetuaram o salvamento heróico de uma jovem durante enchente naquela cidade.

O governador JOSÉ SERRA recebeu a visita do presidente de ISRAEL, SHIMON PERES, no Palácio dos Bandeirantes. No evento, que culminou em um almoço a portas fechadas, SERRA e PERES discursaram sobre a paz. O governador ofertou ao presidente israelense um menorah, candelabro de sete velas que simboliza o judaísmo.

O jurista e diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, JOÃO GRANDINO RODAS, é o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Ele ficou em segundo lugar nas eleições realizadas ontem na instituição, mas era o candidato preferido do governador JOSÉ SERRA. Essa foi a primeira vez desde a ditadura militar que um governador não escolheu o primeiro da lista tríplice para reitor.

A Promotoria Criminal de NOVA YORK abriu investigação contra o bispo EDIR MACEDO e mais nove integrantes da IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS por suspeita de estelionato, desvio de recursos e lavagem de dinheiro em território americano. O pedido de apuração foi feito pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça. Desde agosto, MACEDO e outros nove diretores da UNIVERSAL respondem a processo na 9ª Vara Criminal da capital, acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

PRISÃO DO HUMORISTA DO CQC
AQUI FICAM AS PERGUNTAS, AS QUAIS PEÇO QUE ME ESCLAREÇAM NESTA MINHA IGNORÂNCIA:
APÓS TODO ESSE DESACATO, OFENSAS ETC, NÃO HOUVE NENHUM PROCEDIMENTO JURÍDICO CABIVEL CONTRA O CIDADÃO ?
E O PROGRAMA? A EMISSORA É RESPONSÁVEL PELOS ATOS?
OFENSAS CONTRA A CORPORAÇÃO FICAM APENAS NA RESPOSTA NEM SEMPRE DIVULGADA?
NÃO CABE AÇÃO JUDICIAL POR PARTE DA ORGANIZAÇÃO?
O ESTADO NÃO É O OFENDIDO?
A MORTE RECENTE DO TENENTE PONTUAL, POR ACASO FOI REGISTRADA COM O DEVIDO VALOR QUE DEVE SER DADO A UM SOLDADO QUE MORRE EM COMBATE, NA DEFESA DA ORDEM, SEGURANÇA DO CIDADÃO?
GOSTAMOS DE SEGUIR O QUE SE PASSA "NOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO"(SIC), PELO QUE ME CONSTA, LÁ,OS MORTOS EM COMBATE RECEBEM HONRAS E RESPEITO DO POVO, DA IMPRENSA, SE NÃO FOR, ME PERDOEM.
REPASSO
Data: 12/11/2009 14:37:47
Para: "Undisclosed-Recipient:,"@mx.uol.com.br
Assunto: A prisão do humorista do CQC
Episódio que ganhou destaque na imprensa nacional, a abordagem policial e detenção do “repórter humorístico” do programa “Custe o Que Custar” (CQC), do Grupo Bandeirantes (Band TV), em 07 de novembro de 2009, no centro da cidade de Assis, São Paulo, merece análise sob o ponto de vista da legalidade da ação policial-militar diante de flagrante desrespeito à lei e à ordem pública. Para compreensão do ocorrido, interessa observar que a cidade ganhou notoriedade a partir de julho do mesmo ano, em razão da forte reação policial para baixar os índices criminais, em atendimento ao clamor público. Em conjunto, os responsáveis pela Polícia Militar e pela Polícia Civil local adotaram uma série de medidas preventivas e repressivas que passaram a ser conhecidas como programa “Tolerância Zero”, com grande êxito, graças ao apoio da comunidade e também do Ministério Público, do Poder Judiciário e da OAB, dentre vários outros órgãos envolvidos.
Diante da repercussão dessas ações, a produção do citado programa resolveu testar a “eficiência” do programa de policiamento de Assis. Um dos seus integrantes apareceu fantasiado, em uma tarde de sábado, na avenida principal do centro comercial da cidade, com uma peruca de cabelo estilo rastafári, uma camiseta com o desenho de Fidel Castro, uma touca colorida, uma garrafa de bebida alcoólica na mão e com comportamento de quem está sob efeito de substância entorpecente. Nessa encenação, o indivíduo parava o trânsito, provocando os pedestres e motorista, falando e cantando em tom alto, em conduta totalmente destacada em relação àquele ambiente. Provocou, enfim, uma ocorrência conhecida no meio policial como “perturbação de sossego público”, com indivíduo em “atitude suspeita”.
De fato, alguém ligou para o telefone 190, da Polícia Militar, comunicando a confusão (suspeita-se que integrante da própria produção do programa, o que caracterizaria a “falsa comunicação de ocorrência policial”). A dupla de policiais militares que chegou ao local aproximou-se tranquilamente daquele cidadão e iniciou verbalização durante a abordagem, solicitando que ele mostrasse se tinha algo embaixo da toca e perguntando qual era a sua cidade de origem. Os policiais colocaram em prática, nesse difícil momento por nós conhecido como “hora da verdade”, todos os ensinamentos e treinamentos do procedimento operacional padrão amplamente difundido no âmbito da Instituição para casos semelhantes, agindo em defesa da sociedade, no cumprimento de sua obrigação profissional.
Os policiais notaram divergência nas respostas, pois o suspeito dizia que vinha de Paraguaçu Paulista e instantes depois, confundindo-se, contava outra história, afirmando que, na verdade, estava vindo de São Paulo (a matéria, editada, não mostrou todo o diálogo). Os profissionais de segurança pública conduziram-no, então, para o outro lado da rua (na calçada oposta), a fim de procederem à busca pessoal preventiva, com discrição, pois havia poucas pessoas no lado em que se iniciou a abordagem. A partir de então, quando solicitaram que o suspeito colocasse as mãos sobre a cabeça para ser revistado, houve a primeira reação de desacato (que na edição das imagens foi cortada): o falso bêbado - ou drogado - agitador perguntou: “coloco as mãos em qual das duas cabeças, na de baixo ou na de cima...”, recusando-se em ser submetido ao regular procedimento policial.
Um dos policiais, então, acertadamente, promoveu a sua imobilização, aplicando-lhe uma chave de braço, enquanto o outro realizava a busca pessoal, exatamente como foram treinados em simulações, na sede do Batalhão em Assis, para casos similares de resistência ou desobediência. Depois disso, o revistado mostrou o dedo médio aos policiais, em ostensivo gesto obsceno (inclusive a matéria divulgada mostra esse momento), enquanto dizia, ofensivamente, em tom irônico: “foi justo esse dedo aqui que você machucou, olha!”. Então, corretamente os policiais militares anunciaram que ele estaria detido por desacato e, diante da resistência constatada, algemaram-no para a sua condução em segurança e o transportaram na viatura até o distrito policial, para o registro dos fatos em termo circunstanciado. Somente no plantão policial, o ofensor identificou-se como “repórter humorístico” (e não durante a sua condução, como insinua a matéria editada), o que não alterou as providências de registro policial.
Enfim, esses são os fatos documentados e algumas conclusões devem ser registradas:
1. o efetivo da Polícia Militar, em Assis, foi submetido à prova e, na verdade, toda a Instituição “Polícia Militar” foi testada por provocação inconseqüente, para não dizer irresponsável. A equipe que atendeu à solicitação de intervenção agiu com profissionalismo, sem arbitrariedade, com o uso da força moderada e necessária para superar a resistência de pessoa que causava perturbação da ordem e desacatou a autoridade policial legalmente constituída e em regular exercício profissional de policia preventiva, mediante policiamento ostensivo, em atendimento à noticiada ocorrência em espaço público.
2. a abordagem policial, com busca pessoal, imobilização e condução do detido ao distrito policial teve fundamento legal, pela caracterização, em primeiro momento, da fundada suspeita e, em segundo momento, pela resistência e pelo desacato à autoridade, o que motivou registros policiais devidos e ensejará procedimento judicial, com provável responsabilização ao ofensor. Por sinal, o próprio cidadão admitiu as provocações, o que foi registrado no DP e não quis ser submetido a exames médicos ou periciais, reconhecendo não ter sido lesionado ou agredido fisicamente, além de sentir o desconforto da contenção e da sujeição ao uso de algemas, como naturalmente era esperado, em circunstâncias como essa (ainda, entrevistou o delegado segurando normalmente o microfone logo depois...).
3. A detenção foi incontestavelmente legítima e a ação dos policiais militares adequada. Mantiveram a calma necessária, apesar das provocações e merecem elogio pelo profissionalismo demonstrado no contexto da abordagem policial.
Apenas quem exerce a profissão policial militar tem a noção exata das dificuldades encontradas nesses momentos e o equilíbrio necessário para não perder a calma e não praticar excessos (sendo filmado, ou não).
A Polícia Militar é Instituição que defende a legalidade. Seus integrantes agem dentro de padrões legais e regulamentares, ao contrário do ofensor detido que buscava audiência “custe o que custar”, forjando uma ocorrência na cidade de Assis e brincando com algo muito sério, que diz respeito à segurança das pessoas e os instrumentos lídimos para alcançá-la. Procurou denegrir a imagem do município, de sua Câmara Municipal (durante a entrevista final) e, principalmente, dos policiais militares que atuam com notável empenho. Enganou e tratou com sarcasmo profissionais que são treinados para arriscar a própria vida em defesa da sociedade e não se pode aceitar tal despropósito sob a desculpa de ignóbil verniz de “liberdade de imprensa”. Uma conduta (a do “repórter” disfarçado), enfim, lamentável sob todos os aspectos.
Encerro esses comentários manifestando meu incondicional apoio e incentivo aos policiais militares que atenderam e conduziram a “ocorrência” com tamanho profissionalismo. A comunidade vem manifestando apoio irrestrito à ação policial integrada que dá exemplo de competência para todo o país. Os magníficos resultados operacionais e a redução da criminalidade em Assis falam por si. A resposta às injustas provocações, nesse caso, foi pronta e irretocável sob o ponto de vista legal, com o cumprimento dos procedimentos operacionais regulamentares. Por isso, cada vez aumenta mais meu orgulho de integrar a Polícia Militar de São Paulo.
A partir de agora, acompanharemos, com expectativa, as providências no âmbito da Justiça, para a devida responsabilização cabível ao ofensor.
Adilson Luís Franco Nassaro
Capitão PM Coordenador Operacional do 32º BPM/I – Assis/SP

Depois de submergir por mais de 40 horas, aos o apagão do dia 10, a ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, falou hoje pela primeira vez do problema e admitiu que o País pode voltar a ter apagões. “Se tem uma coisa que nós humanos não controlamos são as chuvas, raios e ventos”, declarou, ao salientar que a matriz energética do BRASIL tem um diferencial positivo em relação à de países desenvolvidos. Lembrou que enquanto grande parte da EUROPA e os EUA usam termelétricas movidas a combustíveis fósseis, no BRASIL a matriz energética é formada na maior parte por hidrelétricas. DILMA disse ainda que a ANEEL vai investigar o que aconteceu. 


12 DE NOVEMBRO DE 2010        :        -    SEXTA-FEIRA
Para o encontro com o CORONEL PM MENDES nesta manhã, encontro esse marcado para 8:30 horas, saio de casa com bastante antecedência. O ônibus que pego está superlotado. Viajo de pé o tempo todo, com trânsito ruim. Somente para sair do Município de GUARULHOS leva-se mais de meia hora. Quando chego à ARMÊNIA já o CORONEL PM MENDES está à minha espera. Na entrada da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS vamos encontrar vários alunos soldados fardados com os trajes dos combatentes de 1932. Isso causa uma boa impressão. O comandante da ESS, CORONEL PM ANTÔNIO CÉSAR CARDOSO e o Sub-Comandante, TENENTE-CORONEL PM NILSON CARLETTI recepcionam seus convidados. Encontramos o RICARDO DELLA ROSA e o ALFREDO montando uma exposição de peças da época de 1932, bem na entrada no prédio principal da ESS. Aguardamos a chegada do Prefeito GILBERTO KASSAB para o início da solenidade do 78º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista. Nosso Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, não pôde comparecer e manda o Sub-Cmt PM, CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES representá-lo. Comparece para esta solenidade o Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO. Também vejo entre os convidados o CORONEL PM Res JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO. Após a apresentação da tropa ao Prefeito, o Cmt da ESS faz uso da palavra, discorrendo justamente sobre o término do Movimento Constitucionalista. Em seguida se procede a entrega das Medalhas “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” para as seguintes antoridades: 1 - Gilberto Kassab Prefeito da Cidade de São Paulo - Med Gov Pedro Toledo; 2 - Andrea Catharina Pelizari Pinto - Subprefeita de PiritubaMed Gov Pedro Toledo; 3 - Isabel Kausz dos Reis - Diretora de Projetos e eventos do Sind. dos Comerciários de SPMed Gov Pedro Toledo; 4 - José Joaquim do Amaral Ferreira - Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini Med Gov Pedro Toledo; 5 - Liciane Braga Neto - Fundação Vanzolini - Med Gov Pedro Toledo; 6 - Maria Cristina Matrone -Associação de Comunicação do Governo da SSP - Med Gov Pedro Toledo; 7 - Rodrigo Savini  Diretor da Peça Alvorada para a Vida Med Gov Pedro Toledo; 8 - Antonio Carlos Carneiro - Chefe de Gabinete da SP Turismo - Med Gov Pedro Toledo; 9 - José Luiz Huvos - Diretor do Clube Jaraguá - Med Gov Pedro Toledo; 10 - Cel PM 801143-5- Hudson Tabajara Camilli - Cmt da EEF - Med Gov Pedro Toledo; 11 - Cel PM801164-8 - Milton Sussumo Nomura - Cmt do CPAmb- Med Gov Pedro Toledo; 12 - Cel PM84667-8 - Antonio Cesar Cardoso - Cmt da ESSd - Med Gov Pedro Toledo; 13 - Cel PM 780469-5 Jorge Augusto Leme Chefe da APMPMSP Med Gov Pedro Toledo; 14 - Ten Cel Av Marco Antonio Gonçalves Med Gov Pedro Toledo; 15 - Ten Cel PM822312-2 Edson Silvestre - DECMed Gov Pedro Toledo: 16 - Ten Cel PM 771283-9 Luiz Carlos Fernandes Sub Cmt do CAES Med Gov Pedro Toledo; 17 - Ten Cel PM 790439-8 Antonio Carlos Artencio Chefe do CIAP - Med Gov Pedro Toledo; 18 - Ten Cel PM 01105-2 Jefferson de Almeida - Cmt do 1º BPAmb - Med Gov Pedro Toledo; 19 - Ten Cel PM 771261-8 Olavo de Castilho Junior Chefe do CSM/Int - Méd Gov Pedro Toledo; 20 Ten Cel PM 822380-7 Maximiano Cássio Soares Chefe do CSM/MM Med Gov Pedro Toledo; 21 - Maj PM 840916-1 Paulo de Tarso Augusto Júnior DF Ped Gov Pedro Toledo; 22 - Maj PM  851992-7 Vagner Bernardo Maria – DFP Med Gov Pedro Toledo; 23           Maj PM 840917-0Raul Santo de Oliveira Chefe da Div de Ens e Adm Constitucionalista; 24 - Cap PM 884167-5; Carlos Henrique Ferreira de Araújo CIAP  Med Gov Pedro Toledo; 25 - Cap PM 901369-5 Leandro Carlos Navarro Cmt da 1ª Cia do 1º A - Marcos Roberto Rodrigues da Rosa            Correg PM - Med Gov Pedro Toledo; 28 - 1º Ten PM  900022-4 Dionísio Antonio da Cruz FaustinoDentista da ESSd Med Gov Pedro Toledo; 29 - 1º Ten PM850203-0 Julio Maria Machado Rolim St de Arm e Munição      Méd Gov Pedro Toledo; 30 - 1º Ten PM112775-1 Fernanda Christiana Araújo Nossa, 23º BPB/M - Med Gov Pedro Toledo; 31 1º Sgt PM 900922-1 Alexandre Aparecido Sumele 3º BPM/I - Med Gov Pedro Toledo; 32 - 2º Sgt PM 900570-6 Carlos Ercidio Ongaro, 4º BPAmb Med Gov Pedro Toledo; 33 - 2º Sgt PM  966372-0 Marcos Alexandre do Amaral Santilli Aux Cmt de Pel da 5ª Cia Es Med Gov Pedro Toledo; 34 - 3º Sgt PM760470-0 Lucimara Santos da Costa Rodrigues - Aux St de Coordenação da ESSd - Med Gov Pedro Toledo; 35 - Cb PM 888830-2 José Nilton da Silva - Aux da UGE - Med Gov Pedro Toledo; 36 - Cb PM 863493-9 Ricardo Horvath - Aux do St de Motomecanização - Med Gov Pedro Toledo; 37 -      Cb PM991423-4 Jefferson Rodrigues dos Santos - Motorista do Cmt - Med Gov Pedro Toledo; 38 -       Sd PM 900410-6 Luiz Carlos dos Santos - Mot da Gd do Quartel -  Med Gov Pedro Toledo; 39 - Sd PM 931780-5 Vanderlino Rodrigues da Luz  -Aux St de Telemática - Med Gov Pedro Toledo; 40 - Sd PM 941483-5    Eber Marques da Silva - Aux do St de Pessoal - Med Gov Pedro Toledo; 41 -  Sd PM 943744-4 Franklin Ribeiro Fernandes - Aux St de Justiça e DisciplinaMed Gov Pedro Toledo; 42 - Sd PM 976585-9 Maria Madalena Bento Santos - Aux St de Avaliação - Med Gov Pedro Toledo
CORONEL PM MENDES e eu somos homenageados pelo TENENTE-CORONEL PM CARLETTI. Um garboso desfile dos alunos soldados vai encerrar a cerimônia magistral desta manhã. Permanecemos até mais de meio-dia na Escola Superior de Soldados. Meu companheiro MENDES está muito atarefado nesta tarde. Deixa-me na Estação Metrô TIRADENTES, Chego na Sociedade quando já passa das 13 horas. A funcionária MARINEI CHALUB acaba de atender um telefonema do JOSÉ FARIA. Ele foi até o 4º BPChq, mas nada pôde fazer quanto a prisão de flagrante de sua sobrinha ANDRÉIA. A PM já se encontra no Presídio Militar “ROMÃO GOMES”. O FARIA contratou um advogado para entrar com o pedido de hábeas corpus. Recebemos telefonemas do CAPITÃO PM RIOS, presidente do Núcleo de GUARULHOS. Já mandou a lista dos recipiendários para a solenidade de 30 de novembro naquele município. Recebo a visita do PASSOS. Quer saber como estão as tratativas quando a permanência do CORONEL PM CAMILO no cargo de Comandante Geral no futuro governo. Nada ainda está decidido.

Em casa, abrindo a Internet, recebo várias mensagens. Uma delas ainda diz respeito à luta pela permanência do CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO no comando da PMESP no próximo governo.
Amigos Irmãos do GBB,
Estou momentaneamente na Italia, mas recebi esta msg do Amigo Cel Mario Ventura que repasso a vocês. Já havia manifestado particularmente a minha ideia a outros amigos que agora passo também a vocês: a meu ver, deveriamos partir para a defesa da permanência do Secretario, a vista da manifestação publicada pela Folha, pois estaremos implicitamente defendendo o Cmt Geral, sem o risco da exposição ao risco da interpretação de interesse por ele dirigido. Como já disse varias vezes e a cada dia mais me convenço: DEUS AJUDA A QUEM TRABALHA PARA O BEM! Alem de reativar o abaixo assinado, peço ao Amigo Moderador Ciapina difundir aos quatro ventos. Estou sugerindo no nível de entidades alguma ação formal. Desejo sorte a todos pois é PARA O BEM DA SOCIEDADE QUE ESTAMOS FALANDO E AGINDO!
De: Mario Ventura <celmario@ Data: 12 de novembro de 2010 01:34 Assunto: Fwd: Não foi possível enviar sua mensagem Para: AMIGO CORRÊA
Não sei porque a minha mensagem não seguiu para o GBB. Talvez ainda não tenha conseguido aprender a mexer no computador. Dá para você encaminhar, uma vez que não podemos ficar calados enquanto nossos adversários tramam a mudança do Secretário e do próprio cmt geral em jogos nada interessantes para o nosso futuro. 
Subject: SEGURANÇA EM JOGO EM SP !!!
CIAPINA
Acredito que devamos nos manifestar ao futuro governador do que queremos para melhor à nossa Corporação. Ficar calado é pior, pois dá um sentido de fraqueza e inércia não leva a nada.

Chega uma notícia desagradável:
Não tenho detalhes, mas fui avisado agora pelo Ferreira,que faleceu no Estado de Pernambuco,o Cel Julio Bono Neto. Teria morrido afogado. Pediu-me que os avisasse.
Canova
JÚLIO BONO NETO nasceu em 30 de setembro de 1941. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA no dia 15 de fevereiro de 1960. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 7 de março de 1964. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 14 de dezembro de 1964; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1967; CAPITÃO – 24 de maio de 1973; MAJOR – 24 de maio de 1980. Não tenho as datas de suas outras promoções.

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR retoma aos poucos o quadro que estava antes do infarto que sofreu ontem no hospital SÍRIO LIBANÊS, onde está internado desde 25 de outubro para tratamento de uma obstrução intestinal e realização de quimioterapia. Segundo o último boletim médico divulgado hoje, o estado de saúde do vice-presidente encontra-se estável do ponto de vista cardíaco. No fim da semana, saiu da UTI e foi transferido para a Unidade Coronária (semi-intensiva). Ele não foi entubado nem sedado, está consciente e se alimentando normalmente. Como está no exercício da Presidência, ALENCAR recebeu por volta das 12:30 horas o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, BETO VASCONCELOS, para assinar 40 atos do Executivo. Segundo a assessoria do vice-presidente, foi a única visita que recebeu hoje. ALENCAR está no comando do país desde segunda-feira, dia 8 de novembro, quando o presidente LULA viajou para MAPUTO (MOÇAMBIQUE) e depois para SEUL (COREIA DO SUL), onde participa da reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo). ALENCAR sofreu ontem o infarto por volta das 18 horas. Foi realizado um cateterismo, que não mostrou obstruções arteriais importantes. Este foi o primeiro infarto do vice-presidente, que já tem dois stents (espécie de mola de metal para aumentar o fluxo sanguíneo na coronária).

Réu no processo de morte e desaparecimento de ELIZA SAMUDIO, MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o BOLA, disse em audiência hoje que o delegado ÉDSON MOREIRA tentou extorquir 2 milhões de reais de BRUNO por meio dele. Também ouvida hoje, FERNANDA GOMES DE CASTRO, ex-namorada do goleiro, disse que mentiu em depoimento à polícia, quando falou que não tinha se encontrado com ELIZA. Pela nova versão as duas estiveram juntas na casa do goleiro no RIO, em 4 de junho, quando MACARRÃO entregou o bebê, filho da modelo, para que ela tomasse conta.

A Assembléia Legislativa aprovou o projeto de lei complementar 19/2005 que cria a Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo. Caberá à Ouvidoria encaminhar reclamações, denúncias,críticas, apreciações, comentários, pedidos de informação e sugestões de qualquer interessado sobre as atividades desenvolvidas pelas promotorias de Justiça.

Faleceu o empresário WÁLTER CONRADO ADOLPHO HORMANN, aos 77 anos, vítima de parada cardiorrespiratória, em LAGES, no Estado de SANTA CATARINA. Formado no curso de Direito pela Universidade de SÃO PAULO (USP) no ano de 1957, CONRADO se aposentou como advogado internacional da empresa de engenharia TENENGE. Antes, trabalhou em outras empresas. Falava seis idiomas, herdou do pai a paixão pelo mar e repassou o gosto aos filhos. Dentre suas realizações, cruzou o ATLÂNTICO em um veleiro em companhia de sua esposa GONDY. Deixa a mulher, quatro filhos e cinco netos. 

Morreu HÉLIO EUGÊNIO SACHI no Hospital SÃO LUIZ DO MORUMBI, aos 80 anos. O italiano SACCHI e a iugoslava MARIA SACCHI vieram de localidades distantes do BRASIL e se conheceram em SÃO PAULO. Após o casamento tiveram três filhos: OLAVO, DORA e o caçula HÉLIO. O mais novo se formou em engenharia industrial pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE e trabalhou por mais de 50 anos na empresa do pai, a HELIOS, fundada em 1922 e especializada na fabricação de produtos para escritório. O engenheiro entrou para a empresa em 1954, passou por vários departamentos e cargos de menor expressão até assumir a diretoria e a presidência anos depois. Modernizou e expandiu o empreendimento até então comandado pelo pai. Anos mais tarde houve uma fusão e a empresa comprou sua principal concorrente, passando a se chamar HELIOS CARBEX. A dedicação de HÉLIO estava sempre voltada ao trabalho, mas ele também tinhas seus momentos de lazer. Adorava esquiar e durante um passeio a BARILOCHE conheceu a agente de turismo NERINGA, mulher por quem se apaixonou. Depois de um ano de namoro se casaram. Tiveram dois filhos: SERGIO e SÍLVIA. “Ele era um homem íntegro, sério e justo. Adorava ler e se ocupava muito com o trabalho porque o pai morreu jovem e ele assumiu a empresa, recorda a mulher NERINGA. HELIO nasceu em 7 de janeiro de 1930.

Faleceu o promotor WÁLTER BOTELHO D´ELBOUX GUIMARÃES, aos 73 anos. Teve dois grandes exemplos em casa: o avô, médico conhecido na cidade de SÃO CARLOS, no interior, e o pai, desembargador. Acabou escolhendo o caminho das leis. Estudou no colégio do Instituto MACKENZIE e se formou em Direito pela Universidade de SÃO PAULO (USP). Ingressou no Ministério Público como promotor de Justiça em 15 de outubro de 1965 e foi da Vara da Infância e da Juventude. O pai JÚLIO D´ELBOUX GUIMARÃES era de BROTAS, no interior de SÃO PAULO. A mãe, MARIA DE LOURDES BOTELHO GUIMARAES, se formou professora, mas não chegou a exercer a função profissionalmente. WÁLTER teve apenas uma irmã, SIMONE, que já morreu. Ele nasceu em 26 de junho de 1937 e passou os anos de sua infância no interior do estado em diferentes cidades. Acompanhava a família nas mudanças por conta do trabalho do pai que chegou a ser secretário de Justiça de ADHEMAR DE BARROS, ex-governador de SÃO PAULO. Depois de adulto morou no JARDIM AMÉRICA, e se casou na Igreja Nossa Senhora da Consolação com a publicitária NEUSA CONCEIÇAO ESPOSITO. “Era um homem de caráter, tinha princípios rígidos”, recorda NEUSA. Nos últimos anos enfrentou problemas vasculares, com insuficiência pulmonar. Aposentou-se em 1990 como 5º Promotor da Justiça Criminal do JABAQUARA.     

O juiz SERGIO AUGUSTO DE FREITAS JORGE, da 2ª Vara Cível de PEDERNEIRAS, no centro-oeste do Estado, mandou despejar as 30 famílias ligadas ao Movimento dos Sem-Terra (MST) que invadiram uma gleba da Fazenda FAXINAL, na quarta-feira, dia 10. A liminar foi dada hoje em ação de reintegração de posse movida pela advogada LÍVIA FERNANDES FERREIRA, que representa o dono da propriedade.

Se o presidente LULA tinha dúvidas sobre o fim do ciclo da fama, assédio e gostinho do poder, não deve ter mais depois da reunião do G-20, que terminou hoje, em SEUL. Ao seguir pelo tapete vermelho estendido até a saída do hotel onde estava, em companhia da presidente eleita, DILMA ROUSSEFF, LULA não foi importunado uma única vez pelos repórteres de plantão. DILMA sim. E a primeira pergunta foi exatamente como ela vai se comportar daqui para a frente, sabendo que terá o assédio constante por parte da mídia e do público e falta de privacidade na nova vida que começa. Enquanto um acanhado LULA esperava pacientemente um pouco recuado, DILMA disse que não terá problemas em se acostumar com o aparato de seguranças e outros funcionários a serviço de quem está à frente do poder.

A presidente eleita DILMA ROUSSEFF ouviu sugestões, dentro do governo, para pôr ANTÔNIO PALOCCI no comando do Ministério das Comunicações, hoje dirigido pelo PMDB. A idéia de DILMA é turbinar a pasta, que abriga o Plano Nacional de Banda Larga – programa para universalizar a Internet rápida – e regulamentar as concessões de rádio e tv.

Um AIRBUS A-340 da IBERIA que voava para MADRI com a comitiva do governador eleito do RIO GRANDE DO SUL, TARSO GENRO, voltou a SÃO PAULO duas horas após ter decolado do Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS. O avião apresentou um problema técnico no radar ao sobrevoar o Estado de MINAS GERAIS. O vôo 6820 pousou em segurança em CUMBICA.

A oposição Argentina acusa o governo da presidente Argentina, CRISTINA KIRCHNER, de tentar subornar deputados, comprando votos para facilitar a aprovação dos projetos encaminhados pelo Executivo. Segundo as denúncias, a CASA ROSADA – o palácio presidencial – ofereceu as propinas para tentar fazer passar no Legislativo a proposta de orçamento de 2011, debatida e votada na madrugada de ontem. 

Morreu, aos 76 anos, o compositor polonês HENRYK GORECKI, um dos principais nomes da música contemporânea. Ele estava internado em um hospital de KATOWICE, no sul da POLÔNIA, e sua morte foi causada por uma infecção pulmonar. Nos anos 1990, GORECKI alcançou fama internacional ao se tornar o maior sucesso de vendas entre compositores contemporâneos com sua SINFONIA º 3. Escrita para orquestra e soprano solista, a obra tratava do tema da guerra e utilizava como material de inspiração um hino religioso polonês e uma mensagem escrita por uma jovem na parede da cela de um campo de concentração nazista. Também célebre é sua SINFONIA Nº 2, escrita para comemorar os 500 anos de COPÉRNICO. Ao lado da terceira sinfonia, a obra marcou uma mudança no estilo do compositor. No começo de sua carreira, ele esteve bastante ligado à vanguarda, trabalhando ao lado de músicos como KARLHEINZ STOCKHAUSEN. A partir dos anos 1970, ele passou a trabalhar no contexto da música minimalista, buscando uma simplicidade harmônica cada vez maior. Para seus críticos, a mudança significou retrocesso, mas GORECKI defendia suas escolhas como a busca de uma linguagem pessoal acima de qualquer escola ou dogma. 

Ex-primeiro-ministro e uma das figuras mais polêmicas da história de ISRAEL, ARIEL SHARON – em coma desde o início de 2006 por causa de um derrame – foi levado hoje de ambulância do hospital onde estava para seu rancho, no deserto de NEGEV. Uma grande operação de segurança foi montada para o translado e policiais colocaram painéis para que o ex-premiê não fosse visto por repórteres e cinegrafistas. O estado de saúde de SHARON não evoluiu nos últimos anos e são praticamente nulas as chances de que ele deixe o coma.

2 011       :         -        SÁBADO
Dedico-me às minhas memórias na manhã deste sábado. O DIÁRIO OFICIAL tem publicado nesses últimos dias a passagem para a reserva de vários oficiais superiores. São tenentes-coronéis, principalmente, atingido pela nova Lei da Expulsória. O prazo para a solicitação de pedido de reforma vai até 18 de novembro. Daí para diante, quem não pediu vai para a reserva “ex oficio”, perdendo o direito da promoção ao posto de coronel. 
Atualizo também o dia 12 de novembro, para mais tarde colocar em minhas memórias (blog).

São 19:15 horas quando abro a caixa de mensagens do meu correio eletrônico e recebo do GBB a notícia da morte do CORONEL PM Ref SIDNEI MESALIRA. Nasceu em 3 de março de 1953. Entrou para a PMESP em 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 19 de maio de 1973. PROMOÇOES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1973; 1º TENENTE – 25 de janeiro de 1979; CAPITÃO – 25 de agosto de 1984; MAJOR – 25 de agosto de 1989; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1995; CORONEL – setembro de 1999. Passou para a reserva em 16 de agosto de 2001.
Amigos / Irmãos do GBB,
A notícia da leucemia me foi dada por ele próprio, num telefonema que gostaria de não ter recebido. A voz que eu ouvi era a de um homem triste, muito diferente do Mesalira que eu estava habituado a encontrar.
- "Você soube, não é?" - perguntou-me; respondi que não. - "Pois é, o Perrota" (nosso colega Diretor Médico da AOPM) "me propôs exames e eu estou com uma espécie de câncer...SEI QUE POSSO CONTAR COM AS SUAS ORAÇÕES".
Notícias desse tipo deixam a gente sem saber o que dizer ou fazer.
Havia um Mesalira, dos meus tempos (mais de 23 anos - 61-84) de São Paulo, cuja lembrança mais forte era de ocasionais contatos mantidos via fone, com ele Capitão na chefia de operações do COPOM.
Mas o Mesalira que pude conhecer mais de perto, como colega de diretoria da AOPM, revelou-se antes de tudo um verdadeiro amigo e uma inteligência sagaz, com uma visão de mundo muito consistente, aí incluida a sua percepção dos rumos que sugeria para a melhoria e o aperfeiçoamento da AOPM, da ex-AORRPM, da Polícia Militar, até do IPSEG (Instituto de Pesquisa em Assuntos de Segurança Pública?) que ele, durante bom tempo (incompreendido) tentou manter atuando.
Aprendi muito nos encontros com o Diretor de Marketing do "velho Clube" e muitas das suas sugestões me serviram de guia na solução ou encaminhamento de vários trabalhos.
Quando não "desmaio" de sono diante do computador, costumo, antes de dormir, agradecer ao Criador por todas as bênçãos diárias que me concede por mais um dia de vida, pela família e pelos amigos com que me privilegia, e prefiro não pedir nada: apenas agradecer pela saúde de cada membro da família, de cada amigo, e pela paz e pela luz aos nossos antepassados e amigos que já partiram para a eternidade.
Não sei a que horas exatamente ele faleceu, mas eu me recolhi por volta das cinco da manhã, última vez que agradeci a Deus também "pela saúde do meu Amigo Sidnei Mesalira". Agora já agradeço por muita luz e muita paz ao saudoso Amigo.
Não tenho condições de comparecer fisicamente à sua despedida, mas estou passando este e-mail também para ele, pois sei que vai recebê-lo, onde quer que esteja.
Se algum Amigo / Irmão puder dizer à sua Esposa Neuza ( que eu o ouvia chamar "Habib") do meu respeito e da minha solidariedade, ficarei imensamente grato. Não sei se têm filhos, mas, se os tiverem, digam-lhes que o Pai deles É uma pessoa admirável.
Corrêa de Carvalho
Interior AOPM

"Um homem somente desaparece quando não houver nenhum vestígio, nenhuma palavra, nenhuma letra escrita em algum livro, caderno ou jornal, nenhuma lembrança dele na memória de nenhum dos seus pósteros".

Em 12 de novembro de 2011 09:07, Sidney Teixeira da Silva Braga escreveu:
Caros Amigos
Infelizmente participo à vocês o falecimento do Cel SIDNEI MESALIRA, que estava internado na Cruz Azul para tratamento de leucemia.
O Velório será no Cemitério CANTAREIRA, localizado à Estrada do Corisco, nº 5005; onde também ocorrerá o enterro HOJE, ÀS 17:00 HORAS.
Para chegar ao Cemitério, o melhor caminho é a Av. Sezefredo Fagundes e, quase ao final dela, há algumas placas indicativas (poucas).
Que Deus o receba com Suas bençãos e acalante seus familiares; em especial sua esposa, a Srª Neuza. Abraços Fraternais à Todos
Sidney Braga

cel_ciapina@yahoo.com.br
Caros amigos, o GBB está de luto. Perdemos um integrante nas nossas trincheiras. A última vez que o vi, foi no encontro do GBB em julho na AOPM e não sabíamos que seria o último aqui na terra. Que Deus, nosso Pai conforte a família.

Prezadissimo EGYIDIO
vossas ações e feitos a cada investida vossa demonstram que se encontra acima de todo elogio.
Gostaria que soubesse que tornou-se minha intenção pessoal indicá-lo para o glorioso COLAR DA VITORIA, honraria máxima a ser instituída em 2012 pela nossa eminente SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 32, caso consigamos (e nisso precisarei de toda a sua ajuda e empenho) fazer com que ITAPIRA se tornar o 3º núcleo de correspondência.
Isso não se trata de promessa vazia, de diz que diz, de falei que vi mas não tá lá, de estive com quem, de que vou lá mas não vou, de que foi pra e voltou pra lá, de que vou ver mas não vejo coisa nenhuma e etc, etc, etc situações AMARGAS que tenho vivenciado muito e atualmente sofrido nessa nossa luta pelo resgate histórico dos veteranos de Itapetininga.
É minha intenção indicá-lo sim para essa que será a maior e única honraria de nossa Sociedade em 2012, quando se comemora 80 anos de Revolução. Não obstante, caberá à nosso excelso presidente aquiescer ou não dessa indicação. Mas de minha parte não vejo pessoa que esta lutando para ser mais merecedora.
Não obstante, meu irmão de lutas, o que realmente importa é que ITAPIRA seja nossa e sinto que nosso companheiro lá anda meio perdido.
Concito-o a entrar em contato com ele e instiga-lo a se mexer utilizando o trabalho que fez por intermédio do BLOG. Vossa realidade é a melhor motivação que ele pode conseguir.
Não pare de publicar e não se deixe abater pelos inimigos que for coletando no caminho. É uma triste realidade, mas quando se marca passo com energia e vibração, há de se levantar a poeira estagnada e viciada que ali estava.
Eis o email do nosso amigo de ITAPIRA
marciocarlosmc@hotmail.com
ÀS ARMAS! Egydio!
enorme abraço e meus mais efusivos parabens!
BIAJONE
nov 12, 2011

Caríssimo Sr Cel VENTURA
Segue, em anexo, cópia da publicação no Jornal A GAZETA DE PIRACICABA - jornal de maior popularidade de Piracicaba – na sua edição N. 1606, de 12 de Novembro de 2011, Página 5 - entrevista que concedi sobre a criação do Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba.
Espero estar correspondendo às expectativas em mim depositadas, divulgando a História dos nossos Heróis de 1932 dignificando o nome da nossa SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC.
Dentro em breve, tenho a convicção, estarei auxiliando e junto ao meu prezado "irmão" Professor BIAJONE reunindo nossas forças na difícil mas ilustre missão de "conquistarmos", também, ITAPIRA.
Enorme abraço,
EGYDIO
1210:40NOV2011

ESTIMADO EGYDIO
Grande feito seu. Você faz parte da história viva de PIRACICABA e o seu núcleo de Correspondência o consagrou.
Continue firme em sua empreitada. Tem todo o nosso apoio.
PARABÉNS.
Aguardo sua participação no nosso almoço de confraternizaçao em 9 de dezembro de 2011, na AOMESP, Rua TABATINGUERA, 278. A solenidade da entrega da Comenda será às 15 horas na sede da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, Rua ANITA GARIBALDI, 25, que fica bem perto da TABATINGUERA.

De 11/11/11
Apostilando a promoção nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11: Ao posto de Cel PM, o(s) Ten Cel PM 771286-3 Mário Roberto de Camargo - 41º BPM/M - Santo André/SP, (Apost. DP-050/122/11).
Transferindo para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos
referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 771286-3 Mário Roberto
de Camargo - 41º BPM/M - Santo André/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.457/11 - Pr. 32.973/11).
MARIO ROBERTO DE CAMARGO nasceu no dia 7 de dezembro de 1957. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇOES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITAO – 15 de dezembro de 1991. Não tenho as datas de suas promoções a MAJOR e a TENENTE-CORONEL.  

Depoimento Dra. Liziane Anzanelo - Oncologista de Blumenau - SC
Meus amigos, como oncologista digo que ninguém está desejando mal ao Lula ou aos pacientes sofredores de câncer, mas sabemos que quando um governante passa na pele o que um paciente passa para ter o direito a um tratamento digno e justo, ou mesmo morre na fila esperando um medicamento, uma cirurgia ou simplesmente pela ineficiência do sistema, temos que nos revoltar!!!
Porque todos não tem o... direito de ter um diagnóstico no sábado e iniciar o tratamento na segunda, me digam um paciente que conseguiu essa presteza, ou que tratou linfoma com a droga de ponta que a Dilma usou, ou vai fazer infusão contínua com cateter e bomba de infusão de uso domiciliar???
Por que não nos exasperarmos por nem todos terem os mesmos direitos???
Somos diferentes porque não temos convênios, ou mesmo cargos importantes???
E a Constituição Federal não diz que temos todos os direitos e somos iguais???
Temos sim que aproveitar essa situação e mostrar que há diferenças nos tratamentos e lutar pelos direitos dos mais fracos. Não é justo que um paciente espere 30-40 dias para ter um diagnóstico patológico, ou aguarde na fila de cirurgias, simplesmente porque não há mais médicos se submetendo aos salários de fome que o SUS paga!
Pagar de 10 - 17 reais de honorários de quimioterapia por paciente/mês é simplesmente um achaque!
Pagar 1.200 reais por Mês para médicos da rede pública por 20 horas de trabalho, e fazê-los atender 18 pacientes ou mais em 04 horas é um abuso!
Eu quero sim que ele se cure e tenha um excelente tratamento, que com certeza já está tendo, mas e o paciente que atendi hoje que não teve a mesma sorte e está morrendo no hospital com menos de 30 anos...
E as mulheres com câncer de mama que não conseguem usar o tratamento mais moderno?
E a fila da reconstrução mamária das mulheres mastectomizadas?
E as filas imensas da radioterapia, que só não são maiores pela abnegação de radioterapeutas que tratam os pacientes SUS em suas clínicas privadas, muitas vezes arcando com os custos do tratamento para verem seus pacientes melhor atendidos?
Temos sim que falar, temos que mostrar à população que não é assim que ocorre no dia a dia de pacientes oncológicos, que ficam sentados dentro de ambulâncias o dia todo aguardando para voltarem para suas casas após terem feito seus tratamentos ou seus exames cedo pela manhã, aguardando aqueles que fazem exames e tratamentos á tarde.
Se vocês não sabem o câncer é uma doença que mais mata somente vindo atrás das doenças coronarianas.
Quase um problema de saúde pública!
E seus custos são altos sim, mas não justificam que para custeá-los temos que sacrificar pacientes que teriam chances reais de cura, que hoje mesmo a deonça se encontrando em estágios avançados chegam aos índices de 50 %.
Sinto muito se o Lula está passando por isso, mas com certeza não está lutando para ter seu medicamento e passando por um grave estresse para ver quando vai começar ou quando vão lhe chamar para iniciar seu tratamento!
Queria que todos os pacientes oncológicos tivessem o direito ao tratamento de ponta oferecido no Sírio ou no Einstein!!
Somente nós médicos sabemos o dilema ético ao dizer ao paciente que terá que fazer um tratamento, mas que talvez não tenha acesso no sistema, por exemplo a hormonioterapia extendida para câncer de mama após uso de Tamoxifeno, não é disponibilizada ao pacientes do SUS, porque não tem código para esse tratamento, haja visto que a tabela está desatualizada.
O SUS diz que paga tudo, as tabelas realmente não dizem qual tratamento o médico deve fazer, o médico pode prescreve o que quiser, entretanto, o valor pago pelo código da doença é ínfimo e não cobre os novos tratamentos, quem paga a conta???
Os hospitais filantrópicos???  Os hospitais públicos já tão sucateados...
Ou deixamos assim, e não nos indignamos, afinal eu não tenho nada a ver com isso, na minha família ninguém tem câncer, e eu tenho convênio de saúde, para que vou me preocupar????
Quando a água bater naquele lugar, quero ver....Sorry pelo desabafo!
Mas é irritante escutar tanta coisa de quem não tem a mínima noção do que seja a saúde nesse país, e isso que em Blumenau e no Sul, vivemos num paraíso, comparado com o resto do país!
Dra. Liziane Anzanelo
Oncologista - Blumenau – SC

O filho do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, foi detido hoje pela madrugada. Ele é acusado de agredir uma garota de programa, em SANTANA, zona norte da capital, na porta de uma casa noturna. Segundo a PM, ao ser informado do fato, o pai disse que o filho ADRIANO CAMILO é maior de idade e deve responder por seus atos como um cidadão comum e a lei deve ser cumprida. Ainda segundo a PM, o filho do oficial é divorciado e mora com outra mulher. O rapaz, de 31 anos, foi levado para o 9º Distrito Policial, onde foi elaborado um Termo Circunstanciado, registro de infração de menor potencial ofensivo. Ele já foi liberado. De acordo com a PM, o agressor teria repetido diversas vezes que era filho de comandante para que os policiais “aliviassem a barra”. A Secretaria da Segurança Pública conta que ele estava no bar com a namorada e discutiu com um funcionário. O rapaz foi colocado para fora, mas permaneceu na porta, onde conheceu a vítima. Ao tentar entrar na casa, discutiu com o segurança. Na tentativa de apartar a briga, a mulher foi atingida com um soco no rosto.  

O ator REYNALDO GIANECCHINI completou 39 anos hoje, internado no Hospital SÍRIO  LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde faz tratamento quimioterápico para combater um câncer no sistema linfático. GIANE recebeu muitas mensagens de parabéns no TWITTER, alem da visita das amigas MARIANA XIMENES e CLÁUDIA RAIA, que chegaram juntas ao SÍRIO – LIBANÊS, no início da tarde. De madrugada, a cantora PRETA GIL homenageou o amigo em show na boate THE WEEK. “Hoje é aniversário de um dos melhores amigos, GIANE, esse é meu presente de aniversário para você”, disse a cantora. No TWITTER, a hashtag * Parabéns GIANECCHINI, criada por um grupo de fãs, já era uma das mais usadas no microblog durante a tarde, adotada por admiradores e celebridades. IVETE SANGALO mandou: “Viva GIANE! Lindão pam pam pam, lindão pam pam pam”. Ontem, o ator foi levado à UTI após sofrer uma queda brusca no número de plaquetas do sangue, em decorrência da quimioterapia. De noite, ele já estava de volta ao quarto, mas acordou no dia do seu aniversário ainda internado. GIANE esperava receber alta antes, para comemorar os 39 anos com a família, em um sítio na cidade de RONDONÓPOLIS, no MATO GROSSO. Segundo o site do jornal “EXTRA”, a ex-mulher do ator, MARÍLIA GABRIELA, também viajou para o sítio. Hoje ainda havia a esperança de que GIANECCHINI recebesse alta neste final de semana.

GIOVANNA EWBANK foi assaltada hoje à tarde, quando levava seu cão ao veterinário. A atriz contou o que aconteceu em sua página no TWITTER: “Acabei de ser assaltada a mão armada no vet aqui em SP, acreditam? Sorte que fui levar o GREG pro banho e estava sem bolsa, só levaram meus celulares”, escreveu. Apesar do susto, a moça tranqüilizou os fãs e seguidores: “Mas que medo e adrenalina que dá! Não podemos nem ir ao VET tranqüilos,  gente, Credo! Graças a Deus nada aconteceu com ninguém, todos bem!” 

Dois homens que trocavam o pneu no acostamento da Rodovia AYRTON SENNA, em ITAQUAQUECETUBA, morreram atropelados por uma carreta por volta das 5:30 horas. O motorista do caminhão disse que seguia pela faixa da direita quando viu as vítimas no acostamento, mas não tinha sinalização e estava escuro. Ele disse que tentou desviar, mas não havia espaço na pista ao lado.

O pintor de paredes ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR, de 30 anos, confessou o assassinato das estudantes RENATA DE CÁSSIA YOSHIFUSA, de 21 anos, e ROBERTA YURI YOSHIFUSA, de 16 anos, ocorrido na sexta-feira, dia 11 de novembro, em uma casa na Rua MARIANA NAJAR, em um bairro nobre de MOGI DAS CRUZES. Inicialmente, o pintor havia dito que três homens armados haviam invadido a casa e esfaqueado ele e as mulheres. Hoje, porém, ele confessou o crime aos delegados FRANCISCO DEL POENTE, titular da delegacia de IBIRITIBA-MIRM, cidade ao lado de MOGI DAS CRUZES, e WILSON ROBERTO BILLOT, titular da Delegacia de Homicídios de MOGI DAS CRUZES. DEL POENTE é amigo do pai das meninas, o empresário NELSON YOSHIFUSA, que encontrou as filhas mortas ao chegar em casa, às 20 horas da sexta-feira. De acordo com o que NELSON declarou aos delegados, ele encontrou o pintor sentado no topo da escada, ferido e ensangüentado, com uma faca ao lado. RODRIGUES contou que tinha chamado o SAMU e tinha sido esfaqueado por três homens que estupraram e mataram as meninas e fugiram. O pintor sustentou a versão até hoje à tarde, quando confessou o crime. Segundo o delegado DEL POENTE, RODRIGUES disse que tentou assediar a menina mais velha, mas ela reagiu com indignação. Isso o teria levado a um acesso de fúria e ao assassinato. O pai das meninas afirmou ao delegado que conhecia RODRIGUES havia 15 anos e confiava nele. RODRIGUES estava estudando na Universidade BRÁS CUBAS e tinha o desejo de ser policial. Ele é pai de duas filhas, de 7 e 12 anos, e mora na cidade de BIRITIBA-MIRIM. A polícia pediu à Justiça 30 dias de prisão temporária do acusado para concluir o inquérito e fazer provas. O pintor ficará na cadeia publica de MOGI DAS CRUZES e permanecerá isolado de outros presos para não sofrer violência no cárcere, em virtude da comoção causada pelo crime.

Desde março, quando o SÃO PAULO acertou a contratação de LUÍS FABIANO, o torcedor tricolor sonhava com uma grande apresentação do camisa 9. Após oito meses de espera, o FABULOSO, enfim, justificou seu apelido e marcou hoje os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o AVAÍ, no Estádio do MORUMBI. Com o resultado, o TRICOLOR voltou a ganhar pelo BRASILEIRO depois de nove partidas, subiu para a sétima posição e ficou só dois pontos atrás do FLAMENGO, quinto colocado.
Por essa ninguém esperava. O FIGUEIRENSE é candidato ao título brasileiro. A equipe, comandada por JORGINHO, embalou na reta final. Chegou a 56 pontos ao bater o ATLÉTICO MINEIRO, de virada, por 2 a 1. Isso significa que, se o CORINTHIANS tropeçar diante do ATLETÍCO PARANAENSE e o mesmo acontecer com o VASCO contra o BOTAFOGO amanhã, os catarinenses estarão a dois pontos da liderança do nacional.
Quem estava cotado para atropelar nas últimas rodadas era o FLUMINENSE. Mas o atual campeão caiu diante do AMÉRICA MINEIRO, no ENGENHÃO. Perdeu por 2 a 1 e estacionou nos 56 pontos. Desperdiçou a oportunidade de terminar o sábado na primeira colocação.

SEBASTIAN VETTEL garantiu hoje a POLE POSITION no GP de ABU DHABI de F-1. Com a conquista, o bicampeão igualou o recorde de NIGEL MANSELL, obtido em 1992, ao largar 14 vezes na primeira colocação em uma mesma temporada. A penúltima etapa desde ano será disputada amanhã, com largada às 11 horas. Os pilotos da McLAREN eram considerados favoritos para a sessão classificatória, pois dominaram os treinos livres da sexta-feira. No fim, porém, LEWIS HAMILTON ficou com a segunda posição e JENSON BUTTON terminou em terceiro. A volta que consagrou VETTEL, com o tempo de 1min38seg481, foi completada no encerramento da sessão. Já os brasileiros não tiveram um bom desempenho no treino em ABU DHABI. FELIPE MASSA terminou com a sexta posição, atrás de seu companheiro na FERRARI, o espanhol FERNANDO ALONSO, dono do quinto posto no grid. Já BRUNO SENNA terminou em 14º, enquanto seu colega na RENAULT-LOTUS, VITALY PETROV, foi o 12º. RUBENS BARRICHELLO teve mais motivos para reclamar. Devido a problemas com sua WILLIAMS, ele nem sequer treinou e acabou em último.

ROGER FEDERER venceu TOMAS BERDYCH e avançou à primeira final do MASTERS 1000 DE PARIS, em nove participações no torneio. O número 4 do mundo bateu o checo por 2 sets a 0. Esta será a 99ª decisão do suíço em sua carreira, sendo que, até hoje, ele conquistou 68 títulos. O adversário de FEDERER será o francês JO-WILFRIED TSONGA, que derrotou o americano JOHN ISNER de virada, por 2 sets a 1. Em casa, TSONGA tentará o bicampeonato.        

O primeiro-ministro da ITÁLIA, SÍLVIO BERLUSCONI, renunciou hoje, dando fim a 17 anos de liderança política do país e abrindo espaço para uma transição cujo objetivo é tirar a ITÁLIA da crise econômica. A carta de renúncia foi entregue ao presidente GIÓRGIO NAPOLITANO horas depois que o Parlamento italiano aprovou o pacote econômico de medidas anticrise exigidas pela UNIÃO EUROPÉIA, que incluem a formação de um governo de emergência. No início da semana, BERLUSCONI prometeu deixar o poder se o pacote fosse aprovado, deixando claro seu isolamento político. A lei contém medidas para reduzir a dívida pública do país, que atualmente corresponde a 120% do PIB. O político afirmou que ficou “sentido” por conta das vaias recebidas após a votação no Parlamento hoje. “Foi algo que me doeu profundamente”, disse. Ele deixou a sede do governo italiano sem se pronunciar ao público, por uma saída lateral, evitando a multidão que comemorava. MARIO MONTI, ex-comissário europeu, é indicado como favorito para substituir o cargo. O novo governo pode ser empossado já na segunda-feira, dia 14. A renúncia encerra uma das eras mais controversas da história italiana, de corrupção e escândalos sexuais.

Não há mais chances de sobrevivência de 21 mineiros que estão presos no interior da mina de carvão na província chinesa de YUNNAN, informou hoje a agência de notícias NOVA CHINA. Na quinta-feira, dia 10 de novembro, uma explosão deixou os trabalhadores presos no local. De acordo com as equipes de segurança que trabalham no local, o ar, dentro da mina, está ficando escasso. As famílias das vítimas receberão, cada uma, 660 mil yuans (180 mil reais, aproximadamente).

Uma explosão em um depósito de armas militares perto da capital do IRÃ, TEERÃ, matou hoje 17 integrantes da Guarda Revolucionária e feriu 15. Autoridades disseram que o estrondo aconteceu quando as tropas estavam mexendo em munição numa base em BIDGANEH, perto da cidade de SHAHRIAR. A detonação sacudiu casas e quebrou janelas, cujos estilhaços foram lançados em volta, num momento de crescente tensão com ISRAEL por conta do programa nuclear iraniano.  

12 DE NOVEMBRO DE 2012      :     -       SEGUNDA-FEIRA
Problemas de saúde fazem com que não tenha ânimo nesta manhã. A taxa de diabetes está em 174 e o regime que estou fazendo não tem surtido grande efeito. Mesmo assim procuro ler os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO e DIÁRIO POPULAR. Saio mais tarde de casa e, ao chegar à Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro a MARINEI atarefada com listagens de medalhas que serão entregues ainda neste mês: 2º Batalhão de Polícia de Exército, no próximo dia 23. Há uma relação de 32 medalhas que foram propostas para dia 7 de dezembro, no 5º BPMM. 

CORONÉIS PM NELSON CHIAVONE (candidato à presidência da Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo), EDILBERTO DE OLIVEIRA  MELLO (candidato à vice-presidência), bem como o CORONEL PM MANUEL ABISSI NOGUEIRA, CORONEL PM JOSIAS SAMPAIO LOPES, TENENTE PM CORNÉLIO MUDO, reúnem-se no MMDC para discutirem assuntos da campanha. Enquanto isso, JOSÉ FARIA comparece à Sociedade e veio propor sua adesão ao segundo almoço da Vitória, marcado para 24 de janeiro. Mais tarde chega o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA. Também passou pelo MMDC o AMADO RÚBIO. É uma tarde corrida e pouca coisa pude fazer na Sociedade. Vamos deixar a Sociedade quando já passam das 17 horas.

O mestre dos mestres-salas, DELEGADO, da MANGUEIRA, morreu hoje, aos 90 anos. Reverenciado como o maior da história do carnaval carioca, ele estava internado havia seis dias numa clínica na BAIXADA FLUMINENSE. A família não quis divulgar detalhes sobre a morte. Nascido no morro em 29 de dezembro de 1921, HÉGIO LAURINDO DA SILVA era o presidente de honra da MANGUEIRA. Havia sido escolhido por baluartes no ano passado, em substituição a ROBERTO PAULINO, ex-presidente da MANGUEIRA, que morreu em 2011. O cargo, simbólico, é ocupado por figuras históricas da VERDE E ROSA. No caso de DELEGADO, foram 36 anos só recebendo notas 10 dos jurados – o último foi em 1984, ano da inauguração do SAMBÓDROMO. Há uma década, ele só desfilava no alto do carro alegórico destinado aos decanos. “Quando entro, fico lembrando do passado. Levei só dez, dez, dez, não é brincadeira, não vão mais repetir”, disse ele em janeiro, quando o ESTADO o entrevistou por ocasião dos seus 90 anos. DELEGADO morava sozinho numa casinha bem simples de fachada verde e rosa num dos acessos à favela. Com 1,92 metros e 70 quilos, era uma figura aparentemente frágil. “PELÉ dos mestres-salas”, DELEGADO era conhecido por ser galanteador. Jamais quis se casar. Ganhou o apelido na adolescência por “prender” as meninas com seu charme. Trabalhou anos como apontador do jogo de bicho e fiscal de feira. DELEGADO criou uma manobra famosa num desfile nos anos 1950: o “parafuso da morte” consistia em vergar o tronco para trás e se reerguer sem tocar o chão. Nasceu quando o chapéu da porta-bandeira caiu na pista, e ele, gentil, abaixou-se para apanhá-lo sem atravessar o samba-enredo.

O arquiteto OSCAR NIEMEYER, de 104 anos, continua internado no Hospital SAMARITANO, no RIO. Segundo o boletim médico divulgado hoje, “NIEMEYER necessita de fisioterapia respiratória, está lúcido, e o quadro da função renal é estável”. Não há previsão de alta.

Internado desde o dia 25 de outubro, o ator NEY LATORRACA teve melhora hoje. Ele continua no Centro de Tratamento Intensivo da Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO, sem previsão de alta, mas “seu estado de saúde é considerado estável, apresentando melhora clínica progressiva”.

Após anunciar hoje os primeiros secretários de sua “cota pessoal”, quase todos de perfil técnico e ligados à Universidade de São Paulo (USP), o prefeito eleito FERNANDO HADDAD (PT) negocia com aliados políticos a composição das pastas mais ricas da Prefeitura. É certo que o PP de PAULO MALUF e o PMDB de GABRIEL CHALITA vão ocupar postos chave do primeiro escalão, que pode ainda receber indicação pessoal do prefeito GILBERTO KASSAB. Três dos cinco secretários anunciados hoje trabalharam na gestão MARTA SUPLICY: LEDA PAULANI, LUÍS FERNANDO MASSONETTO e ANTÔNIO DONATO. Completam a lista FERNANDO DE MELLO FRANCO e MARCOS CRUZ. Os demais nomes devem ser anunciados até o fim de novembro. Segundo HADDAD, ainda não está definido o número de secretarias. Hoje, ele falou em 20 a 25. Atualmente, são 27. Por enquanto, é certo que a capital ganhará uma Secretaria Especial da Mulher. O petista defende um “governo amplo de coalizão”, baseado em alianças e nomeações de cunho político, trabalhadas até na esfera federal. A posição do PP, por exemplo, será definida pelo ministro das Cidades, AGUINALDO RIBEIRO. Já o PMDB, que não apenas apoiou, mas fez campanha pró HADDAD no segundo turno, exige uma das duas secretarias consideradas estratégicas: Educação ou Saúde. CHALITA ainda deve ganhar um ministério. O PT não assiste a disputa do lado de fora. Representantes do partido pressionam as lideranças para ocuparem ambas as pastas, além da Secretaria de Transportes, que promete ser uma das vitrines da administração, a partir da implementação do bilhete único mensal. A fila de petistas tem nomes como JILMAR TATTO, CARLOS ZARATTINI (Transportes), SIMÃO PEDRO (Educação) e CARLOS NEDER (Saúde). “Queremos compor um governo amplo, que dialogue com todos os setores da sociedade. Haverá uma pluralidade obrigatória de perfis em cada pasta”, avisou HADDAD hoje, em sua primeira manifestação oficial após a criação do governo de transição, há uma semana. “Temos de somar forças para ter expressão política para viabilizar nosso projeto, que é grande. Neste momento, não podemos governar a cidade em um grupo fechado”.
Sem mencionar nomes nem fazer críticas à atual gestão, HADDAD confirmou hoje que todos os 30 coronéis que atuam como subprefeitos deixarão a Prefeitura. “Teremos um novo quadro para reforçar a descentralização do governo”. As indicações, que deverão ser políticas, também já provocam disputas, principalmente entre vereadores da base. O prefeito eleito também se reuniu hoje na sede do governo de transição, no centro, com parte da bancada de deputados do PT no Congresso. E ouviu sugestões caseiras. Já o PC do B só falta definir a indicação do partido para a pasta de Esportes, que também será responsável pela organização da COPA DO MUNDO de 2014. Entre os próprios comunistas, o nome do ex-ministro ORLANDO SILVA – que não conseguiu se eleger vereador e deixou o governo DILMA ROUSSEFF após denúncias de corrupção – foi descartado. Por enquanto, a vice-prefeita eleita NÁDIA CAMPEÃO segue como a representante mais cotada ao cargo.

Um casarão de quase um século de idade, que ocupava o número 141 da Rua HADDOCK LOBO, na região da Avenida PAULISTA, foi demolido há cerca de duas semanas por uma construtora. Famoso por abrigar por 12 anos o restaurante PÃO COM MANTEIGA, ele data do início do século 20 e era um dos “xodós” dos amantes do patrimônio histórico paulistano. Outras duas casas no mesmo quarteirão também foram demolidas e vão dar lugar a um empreendimento imobiliário da construtora EVEN.

Pelo menos oito pessoas foram assassinadas entre a noite de domingo e a tarde de hoje na GRANDE SÃO PAULO. Na capital, dois policiais militares foram baleados quando deixavam um banco – um deles morreu. Os PMs estavam de folga e saíam com dinheiro de uma agência do ITAÚ na Rua SÃO CAETANO, região central, quando foram abordados por bandidos em uma moto. Houve troca de tiros. Segundo a Polícia Civil, o PM JOBEL PEREIRA DE ANDRADE, de 42 anos, foi atingido na cabeça e chegou morto à SANTA CASA. O outro PM foi baleado quatro vezes – no abdômen, tórax e braço – mas tinha quadro estável. Segundo o IML, seis pessoas morreram na noite de domingo e na madrugada de hoje em GUARULHOS. Por volta das 21 horas, no bairro VALE DOS MACHADOS, ROMÁRIO SANTANA DOS SANTOS, de 21 anos, e o pintor JAIME FERREIRA COSTA, de idade não informada, foram mortos a tiros. Uma doméstica de 46 anos foi baleada e está internada. Às 21:30 horas, o estudante ANTÔNIO MARCOS FERREIRA, de 20 anos, foi morto a tiros no bairro CIDADE SERÓDIO. Outro estudante, EZEQUIEL DA CRUZ, de 18 anos, morreu. Mais três foram baleados às 23:45 horas no JARDIM SÃO JOÃO BATISTA. Testemunhas disseram que o atirador estava em um carro preto. Além dos quatro que foram mortos inicialmente, segundo o IML, mais duas pessoas morreram no hospital. Na noite de domingo, dois ônibus foram incendiados – um em GUARULHOS e outro no TREMEMBÉ, zona norte. Uma mulher foi achada morta dentro de uma mala no ITAIM PAULISTA, zona leste, por volta das 8 horas. A mulher era negra e usava apenas uma camiseta. Ela não tinha nenhuma parte do corpo cortada e havia indícios de violência sexual.

No caso da execução do servente PAULO BATISTA DO NASCIMENTO, de 25 anos, no sábado, em CAMPO LIMPO, o TENENTE PM HALSTONS KAY TIN CHEN, de 24 anos, e os PMs DIÓGENES MARCELINO DE MELO, de 37 anos, JAILSON PIMENTEL DE ALMEIDA, de 39, MARCELO DE OLIVEIRA SILVA, de 32, e FRANCISCO ANDERSON HENRIQUE, também de 32, acusados de participarem da ação, foram presos pela Corregedoria. Eles disseram que NASCIMENTO teria reagido à prisão e atirado contra a guarnição, mas imagens gravadas por um morador mostram que ele estava dominado quando foi retirado da casa onde se escondia. Outro suspeito foi morto em suposto confronto e um terceiro acabou preso.     

A crise de credibilidade da BBC, causada pelo suposto acobertamento do escândalo de abuso sexual de um ex-apresentador e o envolvimento de um político numa falsa acusação de pedofilia em uma reportagem da emissora, aprofundou-se hoje. Dois altos executivos do canal se afastaram temporariamente de suas funções depois que, no sábado, o diretor-geral da BBC pediu demissão. A BBC anunciou hoje que sua diretora de notícias, HELEN BOADEN, e seu assessor imediato, STEPHEN MITCHELL, deixaram os cargos. A saída de ambos ocorreu em razão de o programa NEWSNIGHT ter envolvido erroneamente ALISTAIR McALPINE, integrante do Partido Conservador, em acusações de abusos sexuais ocorridos em um abrigo de crianças no PAÍS DE GALES, nas décadas de 1970 e 1980. A rede afirmou que os afastados poderão reassumir os cargos futuramente. A emissora ainda apura as circunstâncias do cancelamento, há um ano, de uma reportagem do NEWSNIGHT que relatava denúncias de pedofilia envolvendo o ex-apresentador infantil JIMMY SAVILE – morto em outubro de 2011, aos 84 anos. Segundo a polícia britânica, o astro abusou de cerca de 300 meninas. Diante dos escândalos, CHRIS PATTEN, presidente da Fundação BBC, afirmou no domingo que, para não acabar, a emissora precisa de uma “reforma total, estrutural e radical”. Hoje, o primeiro-ministro britânico, DAVID CAMERON, e vários parlamentares criticaram a decisão da BBC de indenizar a demissão de GEORGE ENTWISTLE do cargo de diretor-geral da emissora com um ano de salário – que equivale a cerca de 750 mil dólares. Pelo contrato que mantinha com o canal, ENTWISTLE teria direito a metade desse valor. “Claramente, é difícil de justificar tamanho pagamento”, disse o porta-voz do premiê, STEVE FIELD. O caso de SAVILE pôs em dúvida ainda a conduta ética de MARK THOMPSON, que comandava a emissora quando a reportagem sobre os abusos de que o ex-apresentador é acusado foi cancelada. Hoje, ele assumiu a presidência do jornal THE YORK TIMES. THOMPSON nega ter acobertado o caso.
Fundada em 1927, a BRITISH BROADCASTING CORPORATION (BBC) é uma emissora pública, cuja missão oficial é transmitir uma programação independente e de interesse social. Com um orçamento anual de aproximadamente 6 bilhões de dólares, a TV “semiautônoma” tem seu custo de operação financiado, principalmente, por uma taxa anual de 145,50 libras (pouco mais de 230 dólares) cobrada de cada lar que recebe suas transmissões na GRÃ-BRETANHA. Atualmente, a BBC tem cerca de 23 mil funcionários.
FRANÇA, EUA e os países do GOLFO PÉRSICO anunciaram hoje o apoio à nova Coalizão Nacional Síria, órgão que agora reúne os diferentes grupos em luta contra o regime de BASHAR ASSAD. A reunião de ativistas ocorreu no fim da noite do domingo, em DOHA, depois de uma forte pressão de nações ocidentais e árabes, que prometeram reconhecer um eventual governo provisório a ser estabelecido em regiões no norte do país. As manifestações formais de apoio foram divulgadas hoje, horas após a conferência de grupos oposicionistas organizada pelo CATAR – o país mais ativo no apoio aos rebeldes sírios. O objetivo da comunidade internacional era pressionar os dissidentes a se unirem em torno de um só representante, como ocorreu na LÍBIA, em 2011. Para tanto, os diferentes grupos enviaram representantes a DOHA e negociaram desde quinta-feira, dia 8 de novembro, sob a mediação da LIGA ÁRABE. O acordo final resultou na nomeação de um colegiado com representantes civis laicos, líderes religiosos e mulheres. O comando da Coalizão Nacional Síria de Forças de Oposição e da Revolução ficou a cargo do xeque AHMAD MOAZ AL-KHATIB e de GEORGES SABRA, novo presidente do Conselho Nacional Sírio (CNS), o principal componente da coalizão. No início da manhã, o chanceler francês, LAURENT FABIUS, anunciou o apoio de seu país à organização. Em agosto, o presidente FRANÇOIS HOLLANDE já havia exortado as oposições a se unirem em troca do reconhecimento diplomático mundial. “Esse acordo se constitui numa etapa maior no processo indispensável de unificação da oposição síria”, disse FABIUS, pedindo que a comunidade internacional apóie o grupo. “A FRANÇA aporta seu apoio para que essa coalizão seja uma alternativa confiável ao regime de BASHAR ASSAD”. Em WASHINGTON, o porta-voz do Departamento de Estado americano, MARK TONER, adotou um discurso semelhante. “Estamos ansiosos para apoiar a Coalizão Nacional (SÍRIA), que abre o caminho para o fim do regime sangrento de ASSAD e para a paz, para a justiça e para a democracia, algo que todos os sírios merecem”. As seis monarquias do GOLFO PÉRSICO – ARÁBIA SAUDITA, CATAR, KUWAIT, EMIRADOS ÁRABES, BAHREIN e OMÃ – também reconheceram hoje a coalizão como representante legitima do povo sírio. Em linguagem diplomática, a mensagem significa que os rebeldes passam a ser os interlocutores oficiais na SÍRIA. Em MOSCOU, a interpretação do acordo de DOHA foi diferente. Apoiador do regime, o chanceler SERGEI LAVROV convidou a Coalizão Nacional Síria a “privilegiar o diálogo” com ASSAD. – e não a luta armada. A proposta foi rejeitada pelos oposicionistas.

BRASÍLIA - O revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, irritou-se com o fato de o relator ter iniciado seu voto na sessão da tarde desta segunda-feira, 12, com a aplicação de pena ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Lewandowski afirmou que esperava votar sobre o núcleo financeiro, que se refere à cúpula do Banco Rural. O revisor deixou o plenário após o bate-boca. "Vossa Excelência toda hora traz uma surpresa. Está surpreendendo a Corte e a todo mundo", disse o revisor. Barbosa reagiu: "A surpresa que está havendo é a lentidão, esse joguinho". Lewandowski reclamou da insinuação. Barbosa acusou o colega de obstruir o julgamento para tentar atrasá-lo. "Eu é que estou surpreendido com a ação de obstrução de vossa excelência. Leu até artigo de jornal", disse o relator. O revisor disse considerar grave a acusação e se retirou do plenário. Barbosa, em seu primeiro voto, propôs pena de 2 anos e 11 meses de prisão a José Dirceu pelo crime de quadrilha. Ele ressaltou que foi a mesma punição imposta ao empresário Marcos Valério. Agora, os ministros passam a votar sobre a pena.
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira, 12, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. Com isso, Dirceu terá de iniciar o cumprimento de pena em regime fechado, o que ocorre quando a punição é superior a 8 anos. Dirceu foi condenado a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha e de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa por ter atuado na compra de apoio político no Congresso Nacional. Também foi aplicada a sanção de 260 dias-multa, o que supera os R$ 600 mil. O relator afirmou que o ex-ministro se valeu do cargo para praticar os crimes e que sua atuação foi contrária a princípios democráticos. "Foi um crime de lesão gravíssima à democracia, que se caracteriza pelo diálogo e opiniões divergentes dos representantes eleitos pelo povo. Foi esse diálogo que o réu quis suprimir pelo pagamento de vultosas quantias em espécie a líderes e presidentes de partidos". Barbosa afirmou que a ação de Dirceu "colocou em risco a independência dos poderes". "Restaram diminuídos e enxovalhados pilares importantíssimos de nossa sociedade", afirmou o relator. No crime de quadrilha, todos os seis ministros que condenaram apoiaram a pena sugerida por Barbosa. No caso da corrupção ativa foram oito os ministros que condenaram e apenas dois, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello, sugeriram punições mais baixas.
LUIZ ANTÔNIO SERAPHICO DE ASSIS CARVALHO adorava viver em SÃO PAULO e contar as histórias da cidade. Paulistano nascido em 29 de junho de 1936, SERAPHICO atuou incansavelmente para divulgar a arte e a cultura da cidade, seja como professor universitário, escritor de livros, conselheiro ou diretor de instituições voltadas à arte e à cultura paulistana. “Ele era apaixonado por SÃO PAULO”, diz seu filho, JOSÉ LUIZ SERAPHICO DE ASSIS CARVALHO. SERAPHICO foi professor de história das doutrinas políticas na Faculdade de Filosofia da PUC – SP. Na USP ele deu aulas de teoria geral do estado. Entre as décadas de 1970 e 1990, também foi membro do Conselho do MASP, presidente do MAM e vice presidente do MuBE. Também atuou na Bienal em SÃO PAULO. Entre seus livros, destacam-se: O ENCONTRO DESMARCADO (1977), O LIVRO DE SÃO PAULO (1979), PADRE VIEIRA: O PERSONAGEM ESQUECIDO (1981) e “SÃO CRISTÓVÃO E A HERANÇA PERDIDA (2009). Como reconhecimento, recebeu a Medalha ANCHIETA da Câmara Municipal de SÃO PAULO e a ORDRE DES ARTS E DES LETTRES do governo da FRANÇA. “Ele era inteligente e brilhante”, diz o filho, lembrando que o pai escrevia um livro de memórias, que não teve tempo de terminar. Na vida íntima, gostava de encontrar os amigos no clube e recebê-los em casa. “A marca que meu pai deixa na minha lembrança é o carinho com que recebia os meus amigos. Ele era muito carinhoso.” No último mês, SERAPHICO esteve no hospital. Ele sofria com um câncer no pâncreas e foi internado para uma cirurgia na coluna. Foi quando os médicos constataram metástese. No hospital, teve um acidente vascular cerebral e faleceu nesta segunda-feira. SERAPHICO DE ASSIS CARVALHO deixa dois filhos e seis netos, além da companheira, ROSA.   

2 013    :   -     TERÇA-FEIRA
DISTRITAL NORTE
DN-052/2013 
SÃO PAULO, 22 DE OUTUBRO DE 2013  
ILMº Sr.
CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

PREZADO SENHOR

O Excelentíssimo Senhor Comandante Militar do Sudeste, GENERAL DE EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Subprefeito de Santana/Tucuruvi. ROBERTO JOSÉ PEREIRA CIMINO e o Diretor Superintendente da ACSP-DISTRITAL NORTE, GEORGE ABRAHAM AYOUB têm a honra de convidar V. S para a “REINAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO COM A INSTALAÇÃO DE UM CANHÃO ANTIAÉREO 40MM – M1947 – C60 BOFORS”, no dia 12 de novembro, às 10 horas, na PRAÇA HERÓIS DA FEB, s/nº - SANTANA – SÃO PAULO
Solicitamos confirmar a presença através dos telefones 2979 4504 / 2973 3708 – dnorte@acsp.com.br para melhor recepcionarmos nossas autoridades.
Atenciosamente,
GEORGE ABRAHAM AYOUB
DIRETOR SUPERINTENDENTE
ACSP – DISTRITAL NORTE – 61 anos

JORGE LUIZ DA COSTA
COORDENADOR CONSELHO CÍVICO E CULTURAL
Desde 2009, o Conselho Cívico e Cultural da ACSP = DISTRITAL NORTE pleiteava junto ao Exército Brasileiro a reinstalação, na PRAÇA HERÓIS DA FEB, de um instrumento que simbolizasse a participação e a bravura dos valorosos soldados durante a Segunda Guerra Mundial. No local, já se encontram eternizados os símbolos da MARINHA, coma a hélice do contratorpedeiro MARIZ E BARROS, e a hélice do avião caça P-47 THUNDERBOLT, que representa a FORÇA AÉREA. Com as tratativas das entidades representadas pelas autoridades convidadas, SÃO PAULO ganha esse monumento, agora completo, que resgata uma passagem da história do País. No evento há apresentação de manobras militares das FORÇAS ARMADAS e outras atrações.
A PRAÇA HERÓIS DA FEB foi recentemente revitalizada pela Subprefeitura de SANTANA/TUCURUVI, complementada hoje com a instalação do canhão. A solenidade conta com a presença de alunos dos colégios MARILAC, CONSOLATA e ANTÃO, da Associação dos Ex-Combatentes do BRASIL,
Em seus agradecimentos, GEORGE AYOUB, diretor superintendente da ACSP – DISTRITAL NORTE, destacou o presidente da TECNOLAMP DO BRASIL, JOÃO BICO DE SOUZA, que providenciará a iluminação especial no local nas cores verde, azul e branca, representando o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
O GENERAL ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO é representado nesta ocasião pelo GENERAL-DE-BRIGADA e Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, CARLOS DOS SANTOS SARDINHA que agradeceu a realização do evento. “Se o GENERAL ADHEMAR estivesse aqui com certeza que se falaria com certeza que este é um evento do bem. Quero cumprimentar todos os envolvidos nesta solenidade, principalmente a ACSP –DISTRITAL NORTE e a Subprefeitura SANTANA/TUCURUVI”, afirmou o general.
Também se fizeram presentes: LAERTE MARZAGÃO, delegado de polícia; vereador NELO RODOLFO; deputado estadual MAJOR PM OLÍMPIO GOMES; vereador CORONEL ADRIANO TELHADA; MAURÍCIO CAMPOS DA SILVA VELHO, juiz do Fórum de SANTANA; LOURIVAL GOMES – secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo; CORONEL PM VENTURA, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; CORONEL PM KENJI KONISHI, comandante do CPA/M-3; TENENTE-CORONEL PM CARLOS TENÓRIO DE ALMEIDA, comandante da ROTA; BRIGADEIRO-DO-AR ROLAND LEONARD AVRAMESCO; EDUARDO DONIZETE MARQUINI, presidente da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Inspetora PAULA CRISTINA DE CASTRO SALVADOR, comandante da GCM SANTANA; CAPITÃO LUIZ ANTÔNIO BATISTA, delegado da Junta Militar PRAÇA HERÓIS DA FEB; ALBA STELLA MEDARDONI, presidente da Associação Amigos do Mirante do JARDIM SÃO PAULO; ELIANA GUARDA da SABESP; ANTONIO CARLOS ARISTIDES, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; WILLIAM MASCARENHAS, Comandante do Exército Constitucionalista; EDIMARA DE LIMA, Coordenadora do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. 
O Cerimonial do Evento teve a organização do CPOR/SP, com o comando do CORONEL CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ.
A Comandante Operacional Norte da Guarda Civil Metropolitana, INSPETORA MÔNICA MAZOLA, será a responsável por zelar e proteger estes importantes patrimônios das FORÇAS ARMADAS.
ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES leva-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, juntamente com o Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS. Pouca coisa podemos fazer nesta tarde. MARINEI preocupa-se com a demora na entrega dos currículos das pessoas que serão homenageadas pelo NÚCLEO MMDC-GUARULHOS. A solenidade está marcada para 7 de dezembro e já se esgotou o prazo de trinta dias para as providências de confecção dos diplomas. Como a revitalização deste núcleo aconteceu em 2 de outubro, mais de um mês se passou e não sabemos ainda quem serão os agraciados com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
A tarde é de temperatura de 34ºC; retorno para GUARULHOS depois das 16 horas, tendo de suportar o congestionamento dos veículos na MARGINAL TIETÊ.

Treze dias após a prisão de quatro fiscais da Secretaria Municipal de Finanças que podem ter roubado ao menos 200 milhões de reais da Prefeitura, a máfia do ISS fez a primeira vítima no mais alto escalão do governo FERNANDO HADDAD. Pressionado depois de ter sido citado como um dos beneficiários da quadrilha, o secretário de Governo, ANTÔNIO DONATO, pediu afastamento hoje. DONATO, que vai reassumir amanhã o mandato na Câmara Municipal, foi um dos personagens principais da campanha de HADDAD e era o responsável pela articulação do governo.  A gota d´água foi a revelação de que EDUARDO HORLE BARCELOS preso por participar do esquema, trabalhou com DONATO na Prefeitura.
À noite, após o pedido de afastamento, o “JORNAL NACIONAL” revelou que BARCELLOS fez um acordo com o Ministério Público e revelou, horas antes, que DONATO recebeu mesadas de 20 mil reais do grupo. Os pagamentos teriam perdurado de dezembro de 2011 a setembro de 2012. BARCELLOS disse que DONATO recebia o dinheiro em seu gabinete na Câmara.
O chefe da quadrilha, RONISON BEZERRA RODRIGUES, também faria pagamentos regulares ao parlamentar. Os dois, disse BARCELLOS, queriam continuar em cargos importantes caso o PT fosse eleito.
O fiscal foi trabalhar em janeiro na Secretaria de Governo. Ali continuou até abril. RODRIGUES foi nomeado, supostamente por DONATO, diretor de finanças da SPTRANS após HADDAD tomar posse. O ex-secretário já tinha sido acusado por VANESSA ALCÂNTARA, ex-mulher de LUÍS ALEANDRE MAGALHÃES, também preso, e pela auditora fiscal PAULA SAYURI NAGAMATI, de ter recebido da quadrilha 200 mil reais em 2008. Ao dizer ter constatado haver “uma orquestração por parte dos investigados para envolvê-lo de forma leviana”, no caso, DONATO afirma que vai “se defender das denúncias infundadas”.
Considerado independente, apesar de o PV fazer parte da base aliada do governo HADDAD, o vereador GILBERTO NATALINI começou a recolher, hoje, assinaturas para abrir uma CPI na Câmara Municipal e investigar o escândalo do roubo do ISS e se a quadrilha também fraudou o IPTU. Hoje NATALINI conseguiu 12 assinaturas – são necessárias 19 para a investigação começar oficialmente.  

É vergonhoso que um quarteto, com curso Superior e altos salários pagos pelo contribuinte, tenha a cara da pau de surrupiar os cofres municipais da maneira como vinha gatunando e esnobando! O que mais me revolta é que aqueles que deveriam “auditar” e zelar pelo dinheiro público fazem isso, sem nenhum constrangimento. Espero que o Ministério Público e a Polícia Civil sejam exemplares com esses larápios e outros que ainda estão “na moita”, ou seja, colocá-los na cadeia e conseguir imediata devolução desse exorbitante quantia para os cofres municipais. Num silêncio profundo de alguns, como o do ex-Prefeito SERRA (que foi quando a gatunagem começou) se “justifica” porque a Prefeitura nunca tinha dinheiro para tapar buracos nas ruas, para investir na saúde, no transporte coletivo!
Que os meios de comunicação tornem público esse descalabro e que se constitua uma CPI. Nada de alguns acomodados quererem falar grosso e achar que deve ficar por isso mesmo, lisura para com a coisa pública é obrigação de qualquer gestor público, é para isso que é eleito, ou não? Que o Prefeito atual tenha firmeza e vá em frente, certamente há muitos contratos escusos, que merecem atenção especial; o contribuinte, pagador de impostos, agradece! (crítica de O. VASCONCELO, publicada no SPNORTE, EDIÇÃO NÚMERO 586, de 8 a 14 de novembro de 2013).  

A morte de WELLINGTON MATHEUS SENA, de 16 anos, conhecido como JAPA, durante uma suposta perseguição policial no último domingo, desencadeou uma revolta no JARDIM SINHÁ, na região do SAPOPEMBA, zona leste. Resultou até agora em pelo menos seis ataques contra ônibus em menos de 48 horas – quatro deles totalmente queimados. Nas ações contra os coletivos, a mesma descrição: um “bonde” formado por um numeroso grupo, de 20 a 30 pessoas, entre 15 e 20 anos, montados em motocicletas, foi o responsável pelos atos de vandalismo.
As ações violentas começaram horas depois da morte do menor. Segundo a polícia, JAPA e outros três amigos foram flagrados pela PM, no último domingo, às 18:30 horas, em ÔNIX laranja roubado no dia 8 de novembro. A Polícia Militar suspeitou do grupo e passou a persegui-lo pelas ruas do JARDIM SINHÁ. WELLINGTON, que estava ao volante, perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore na RUA BENJAMIM CORR. Os três adolescentes permaneceram no carro, exceto JAPA. O menor, supostamente com uma arma de numeração raspada, saiu atirando contra a PM, que revidou e o matou. Ontem, mais três ônibus foram queimados em SAPOPEMBA. E, de novo, um grupo numeroso e em motos. Em um dos casos, na AVENIDA PORFÍRIO DA PAZ, o grupo ainda levou 60 reais do caixa do ônibus e cartões do cobrador.

Uma das 50 esculturas da TURMA DA MÔNICA, espalhadas pela cidade para homenagear os 50 anos da mais famosa criação do cartunista MAURÍCIO DE SOUSA, foi furtada da Rua OSCAR FREIRE, na região dos JARDINS. A escultura, produzida pelo artista LOBO, foi colocada na madrugada da sexta-feira na altura do número 600 da rua conhecida pelo comércio de luxo, mas, horas depois, já havia desaparecido.

Uma infeliz coincidência colocou, na madrugada da segunda-feira, dia 11, vítima e criminoso lado a lado, dentro de um hospital em MOGI DAS CRUZES. Horas depois do crime, o mesmo criminoso, identificado como LUCAS RIBEIRO DO NASCIMENTO, de 27 anos, envolveu-se em uma briga em uma casa noturna e foi baleado, em SUZANO. Ele também foi levado para o Hospital LUZIA DE PINHO MELO. Na segunda-feira, ao acordar do coma, NAIRCLEIDE olhou para o lado e viu LUCAS, a menos de três metros de sua cama. LUCAS matou JOSE COSME DE BARROS, de 63 anos, marido de NAIRCLEIDE, e a filha JULYANA BARROS, de apenas 5 anos. A polícia fala em vingança. LUCAS é suspeito de outros crimes.

Uma audiência pública em SÃO BORJA, no RIO GRANDE DO SUL, nesta noite, marcou o início do processo de exumação dos restos mortais do ex-presidente JOÃO GOULART, vítima de um ataque cardíaco, morto em dezembro de 1976. A exumação está marcada para começar às 7 horas de amanhã e foi decidida pela Comissão Nacional de Verdade em abril, a pedido da família.

Nascido em 1939, o cantor e compositor DELCIO CARVALHO começou a cantar na orquestra de CÍCERO FERREIRA. Participou de programas de calouros, como “PESCANDO ESTRELAS” e “TREM DA ALEGRIA” e se apresentou em várias casas noturnas do RIO DE JANEIRO. Em 1968, teve sua primeira composição, “PINGO DE FELICIDADE”, gravada por CHRISTIANE. Na década de 1970, ingressou na Ala dos Compositores da IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE. O artista teve suas composições gravadas por importantes nomes da música brasileira, como ELIZETH CARDOSO. Formou parceria com Dona IVONE LARA. Eles são autores de canções como “ACREDITAR”, “ALVORECER” e “SONHO MEU”. A música ganhou repercussão por meio de três marcantes vozes da MPB: MARIA BETHÂNIA, GAL COSTA e CLEMENTINA DE JESUS. O sambista morreu hoje, aos 74 anos. DÉLCIO havia passado por tratamento contra um câncer gástrico e se submetido a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 18 de outubro, mas não havia mais possibilidade de cura. “DELCIO era um grande poeta, um grande compositor e vai fazer falta ao nosso samba”, disse ZECA PAGODINHO.

Gritar “bicampeão” para comemorar o segundo título da Série B, convenhamos, não é o sonho de nenhum torcedor de um grande clube como o PALMEIRAS. Quis o destino – e as más administrações, contratações ruins, brigas internas... – que o VERDÃO, depois de ganhar o torneio em 2003, tivesse a chance de disputar a taça novamente neste ano.  Hoje, bastante um empate com o PAYSANDU, em BELÉM, para se sagrar bicampeão. Não deu. Com a derrota por 1 a 0, os alviverdes terão uma nova chance de levantar a taça no sábado, caso ao menos empatem com o BOA, no PACAEMBU. Com um gol de PIKACHU, rejeitado pelo VERDÃO no ano passado, o PAYSANDU venceu por 1 a 0.

O BRASIL vai enviar 150 mil dólares (cerca de 345 mil reais) ao Fundo das NAÇÕES UNIDAS para a infância para repassar às vítimas do supertufão AHIYAN, nas FILIPINAS, segundo a coordenação geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é garantir “mínima segurança alimentar e nutricional das crianças desabrigadas e desalojadas”. Hoje, o presidente das FILIPINAS, BENIGNO AQUINO contestou o número de mortos (10 mil) e disse que as vítimas não passam de 2,5 mil.

A presidente da ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER, recebeu alta médica e vai retomar sua atividades na próxima segunda-feira, dia 18. Ela estava afastada e de repouso desde a cirurgia no cérebro. A informação é do secretário de Comunicação da Presidência Argentina, ALFREDO SCOCCIMARO, ao ler o último comunicado médico.             

 NOVEMBRO DE 2014   :      -    QUARTA-FEIRA
Uma viagem está marcada hoje para ITAPETININGA. Uma viatura do 22º BPMI virá me buscar por volta das 16 horas. O CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO irá comigo. Sua esposa, dona LUZINETE, trará o marido até a RUA ANITA GARIBALDI, nº 25, como foi combinado.
A Sociedade funciona no 6º andar do Corpo de Bombeiros, na RUA ANITA GARIBALDI. MARINEI está trabalhando desde cedo na sala que nos foi cedida até que possamos ir, em definitivo, para o Monumento Mausoléu.
Recebo um telefonema do gabinete do vereador NELO RODOLFO; estou sendo convidado para ir até a Câmara Municipal. Explico que isso é impossível, pois estou saindo da Sociedade com destino a ITAPETININGA. Amanhã também não dá porque estou retornando já tarde daquela cidade. Na sexta-feira, logo cedo, estou indo para SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Fica o encontro com o vereador NELO RODOLFO combinado para segunda-feira. 
Tudo é muito corrido. Conforme o planejado, o CORONEL PM EDILBERTO chega por volta das 16 horas, quase no mesmo momento em que chega a viatura, guiada pelo PM PEDROZO, que já nos conhece de uma outra viagem que fizemos até ITAPETININGA.
Por volta das 19:15 horas estamos chegando no quartel do 22º BPMI. Ali sou instalado e vamos então para a Câmara Municipal de ITAPETININGA.
O Portal dos Ex-Combatentes de ITAPETININGA, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de ITAPETININGA, a Academia Itapetiningana de Letras, o Núcleo Paulistas de ITAPETININGA! AS ARMAS! da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o Instituto Júlio Prestes houve por bem e a convite da família de EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA concorrer para a realização e o abrilhantamento desde evento cívico cuja finalidade é enaltecer a pessoa, a memória e os feitos deste emérito jornalista, arrojado escritor e dedicado ex-integrante da Câmara Municipal da cidade no lançamento de sua obra HEROÍSMO DESCONHECIDO, na sua edição revista, ampliada e comemorativa dos 90 anos passados da revolução paulista de 1924, bem como conceder honraria que leva o seu ínclito nome, o Diploma de Honra ao Mérito Jornalista EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA, à personalidades que concorreram com o melhor de suas energias e desprendimento para o resgate dessa obra da historiografia militar brasileira a qual, desde a sua primeira edição há trinta anos, tem dado testemunho, às gerações presentes e futuras, da bravura, do desprendimento e do patriotismo de milhares de cidadãos itapetininganos que tomaram das armas para integrarem a lendária COLUNA SUL e nos quase sessenta dias que marcharam pela legalidade libertar SÃO PAULO de forças revoltosas que abalaram a ordem pública naqueles tristes de julho a setembro de 2014.

É convocado o Doutor JOSÉ DE ALMEIDA RIBEIRO, membro da Academia Itapetiningana de Letras e conselheiro emérito do Portal do Ex-Combatentes de ITAPETININGA, para fazer uso da palavras, resgatar a história de vida e de obra deste bravo da pena e paladino da verdade que foi EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA.
Em seguida vai falar o Senhor SILAS GEHRING CARDOSO, membro da Associação dos Jornalistas e Radialistas de ITAPETININGA, Academia Itapetiningana de Letras, do Instituo Histórico, Geográfico e Genealógico de ITAPETININGA e conselheiro emérito do Portal dos Ex-Combatentes de ITAPETININGA para fazer uso da palavra e prestar, em nome da Câmara e de todos os seus atuais integrantes, a sua homenagem a EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA.
Falam em seguida o MONSENHOR MÁRIO DONATO SAMPAIO, sacerdote católico e presidente da Academia Itapetiningana de Letras.
O CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC faz uso da palavra para resgatar o significado da Revolução de 32, nas suas implicações que a tornaram no maior movimento cívico do Estado de São Paulo.
O CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, Comendador da Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre e acadêmico emérito da Academia de História Militar Terrestre do Brasil resgata o significado da Revolução de 1924.
JEFFERSON BIAJONE passa a discorrer o momento da concessão do Diploma de Honra ao Mérito JORNALISTA EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA.
O Portal dos Ex-Combatentes de ITAPETININGA, em conformidade com o parecer dos membros do seu Conselho Emérito houve por bem criar, a 21 de julho de 2014, data comemorativa da partida dos Batalhões de Patriotas de ITAPETININGA para integrarem a lendária COLUNA SUL na Revolução de 1924, a honraria Diploma de Honra ao Mérito JORNALISTA EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA cuja finalidade é reconhecer os relevantes serviços prestados por personalidades no resgate da historiografia militar itapetiningana por ocasião do lançamento da edição comemorativa de HEROÍSMO DESCONHECIDO.
Para tanto, convocamos os senhores AFRÂNIO FRANCO DE OLIVEIRA MELO e EDMUNGO JOSÉ VASQUES NOGUEIRA para, a frente deste dispositivo, conceder o Diploma de Honra ao Mérito JORNALISTA EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA às seguinte personalidades:
Prefaciadores convidados:
Jornalistas ALBERTO ISAAC, HÉLIO RUBENS DE ARRUDA E MIRANDA, SILAS GEHRING CARDOSO; Dr. JOSÉ DE ALMEIDA RIBEIRO; Dr. HIRAM AYRES MONTEIRO; Historiadores JOSÉ LUIZ AYRES HOLTZ, MÁRIO CELSO RABELO ORSI JÚNIOR, CARLOS FIDÊNCIO; Genealogista JOSÉ LUIZ NOGUEIRA.
Destaques do Jornalismo e da Imprensa Itapetiningana: BENEDITA ROSELY SALEM CERQUEIRA (in memoriam), ORESTES CAROSSI FILHO, CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA, OSVALDO DE SOUZA FILHO, FRANCISCO TABELLI NETO, ANA LAURA HOLTZ, ANTÔNIO LAURO VIEIRA DE MORAES, FÁBIO ARRUDA MIRANDA, ROBERTO SOARES HUNGRIA NETO, JACQUELINE VENÂNCIO, JOSÉ TRINDADE XAVIER.
Autoridades em memória dos Patriotas da COLUNA SUL: Exército Brasileiro na pessoa do 1º TENENTE EDOMAR WIEDTHEUPER; Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do TENENTE-CORONEL PM MARCELO ALVES MARQUES, Comandante do 22º BPMI; Guarda Civil Municipal de Itapetininga, na pessoa do Comandante  ADULES CEREJO DIAS.
Colaboradores e entusiastas de HEROÍSMO DESCONHECIDO: Sr ANTÔNIO LUÍS PEDROSO BALINT, SENHORA THEREZINHA NOGUEIRA BONAMI, SENHORA ANA JOAQUINA PRESTES NOGUEIRA MORAES, DOUTOR ROBERTO SOARES HUNGRIA, CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, Vereadora MARIA LÚCIA LOPES DA FONSECA HAIDAR.
Destaques de HEROÍSMO DESCONHECIDO: CARLOS SCUDELER, CALIL ABOARRAGE, CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, PRACINHA VICTÓRIO NALESSO e EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA (in memoria).
ENCERRAMENTO DA SOLENIDADE E LANÇAMENTO DO LIVRO
O Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, a Academia Itapetiningana de Letras, o Núcleo MMDC PAULISTAS DE ITAPETININGA! AS ARMAS! e o Instituto Júlio Prestes a convite e em nome da família de EDMUNDO PRESTES NOGUEIRA agradece as audiências e autoridades presentes, patrocinadores, organizadores e prefaciadores da edição comemorativa de HEROÍSMO DESCONHECIDO, nos 90 anos da Revolução de 1924 rememorados este ano, bem como agradece aos palestrantes, à audiência e à Câmara Municipal de Itapetininga pela oportunidade ensejada para que as homenagens esta noite consignadas aos bravos da COLUNA SUL e ao insigne escritor e jornalista que nos os fez não esquecer pudessem ser materializadas da forma abrilhantada como foram.
A guisa de conclusão desta solenidade cívica, convidamos a todos os presentes para o momento do lançamento do livro que ocorrerá em ato contínuo e no saguão de entrada dessa casa legislativa, ao lado da sala contígua onde todos os presentes estão convidados também para participarem de festivo coquetel. O nosso muito obrigado! Encontra-se encerrada esta solenidade.
São mais de 22 horas. Ainda conversamos com muitos dos presentes a este ato. AFRÂNIO e sua esposa levam o CORONEL PM EDILBERTO para casa. O SOLDADO PEDROZO conduz-me ao quartel do 22º BPMI, onde vou passar a noite no alojamento do MAJOR PM GALENDE, SubCmt do batalhão.    

Ficou complicada a vida do SÃO PAULO no BRASILEIRÃO. Hoje, no MORUMBI, prejudicado pela arbitragem, o TRICOLOR acabou só empatando com o INTERNACIONAL por 1 a 1. A expectativa era grande, pois, se vencesse o duelo - adiantado da 35ª rodada por causa da COPA SUL-AMERICANA - o time paulista poderia encostar no líder CRUZEIRO. Com o resultado, no entanto, o TRICOLOR somou apenas um ponto na tabela. Chegou a 63 e ficou a quatro da RAPOSA, com um jogo a mais do que os mineiros.
Duas frases já viraram mandamentos da torcida do ATLÉTICO MINEIRO. "Caiu no Horto, tá morto" e "Eu acredito". Hoje, no jogo de ida da final da COPA DO BRASIL, contra o CRUZEIRO, no INDEPENDÊNCIA, o primeiro lema se confirmou com uma grande vitória do GALO por 2 a 0. Mas o segundo, agora, terá de ser usado pelos cruzeirenses.
No duelo de volta, quarta-feira que vem, no MINEIRÃO, quem precisa acreditar é a RAPOSA. Afinal, terá de fazer 3 a 0 para ser campeã ou 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Se levar um gol, o CRUZEIRO terá de fazer pelo menos quatro. Ironia do destino. Depois de perder dois jogos de ida da COPA DO BRASIL por 2 a 0 (para CORINTHIANS E FLAMENGO) e conseguir duas goleadas por 4 a 1, justamente no MINEIRÃO, o GALO vai voltar ao gigante mineiro com papel invertido, tentando evitar o tal milagre celeste.

Os 7 a 1 da ALEMANHA sobre a seleção brasileira em plena semifinal da COPA, no MINEIRÃO, jamais serão esquecidos. Estarão lá, em retrospectivas, enciclopédias....
Não à toa, parte do discurso após o vexame passou pelo resgate do moral de um país pentacampeão, porém, exposto ao ridículo dentre de sua casa.
Bem, aos poucos, o time sob as ordens de DUNGA vai fazendo a seleção se parecer mais com a maior vencedora de MUNDIAIS e menos com um apanhado de pernas-de-pau incapazes de trocar dois passes seguidos sem sofrer um gol no contragolpe.
Hoje, veio mais uma prova dessa volta por cima. Os turcos são conhecidos por seu fanatismo sem limites pelo futebol. Transformam estádios em caldeirões que intimidam qualquer adversário. Aos 14 minutos do segundo tempo, no entanto, estavam de pé, aplaudindo e gritando o nome de NEYMAR, que acabara de marcar o quarto gol da goleada - e o segundo deles - em ISTAMBUL.
Era o sinal definitivo da superioridade brasileira em um jogo perfeito. O quinto de DUNGA desde que assumiu a vaga deixada por FELIPÃO. A quinta vitória, sendo a segunda por 4 a 0 - placar do amistoso anterior diante do JAPÃO, em CINGAPURA.
BRASIL: DIEGO ALVES; DANILO, MIRANDA, DAVID LUIZ e FILIPE LUÍS; LUIZ GUSTAVO (FRED), FERNANDINHO (CASEMIRO) e OSCAR (PHILLIPPE COUTINHO)/ WILLIAN (DOUGLAS COSTA), LUIZ ADRIANO (ROBERTO FIRMINO) e NEYMAR.
O jogo foi disputado no ESTÁDIO SUKRU SARACOGLU, em ISTAMBUL.

Os fãs de PELÉ levaram hoje um grande susto. Após se sentir mal, o Rei do Futebol foi internado no Hospital ALBERT EINSTEIN, na zona sul da capital, por consequência de um problema estomacal. Segundo pessoas que trabalham com o Atleta do Século, o mal-estar começou pela manhã e piorou à tarde, quando ele foi obrigado a cancelar a participação no lançamento do livro "MUSEU PELÉ: RESTAURAÇÃO E LEGADO", de MARJORIE MEDEIROS e dos irmãos GINO e NEY CALDATTO. O evento seria realizado às 15 horas no museu dedicado à história do eterno camisa 10, em SANTOS.
PELÉ foi levado de ambulância à capital paulista e chegou ao hospital por volta das 20 horas. Lá, foi submetido a uma série de exames. Um boletim médico, porém, só será divulgado amanhã, após todas as avaliações serem concluídas. No mês passado, o Rei completou 74 anos.
Em 2012, PELÉ foi submetido a uma cirurgia no quadril, por causa de um desgaste sofrido na parte superior do fêmur. Teve de andar com o auxílio de muletas por quase dois meses e evitou aparições públicas enquanto se recuperava.

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, ALOÍZIO MERCADANTE, afirmou hoje que "de dez a quinze ministros" já entregaram cartas colocando seus cargos à disposição da presidente DILMA ROUSSEFF. Segundo ele, a atitude é apenas uma formalidade sugerida por ele e outros colegas e não se trata de uma obrigação.
MERCADANTE não soube precisar a quantidade nem detalhar os nomes dos ministros que já entregaram os cargos, pois algumas cartas foram enviadas diretamente para o gabinete da presidente. Para o ministro, esta é uma forma de demonstrar publicamente o "espírito demonstrado na campanha", que pregou o lema "Equipe nova, governo novo". "Faz quem quiser, é um gesto de gentileza. E não tem prazo, o governo vai até 31 de dezembro. É um gesto de reconhecimento e agradecimento", disse.
Em entrevista hoje em DOHA, no CATAR, DILMA disse que não fará imediatamente a reforma ministerial para montar a equipe de seu segundo mandato e não há um prazo para que as mudanças comecem. DILMA também comentou o pedido de demissão da ministra MARTA SUPLICY. "Ela me disse o teor da carta antes de eu viajar, mas logo depois que fui reeleita a ministra falou comigo que sairia. Ela não fez nada de diferente, não teve nenhuma atitude incorreta, ela me disse que sairia e eu aceitei. Acertamos que ela me enviaria uma carta, a estrutura de praxe", disse. Sobre o comentário de MARTA com relação à economia do país, DILMA se limitou a dizer que "essa é uma opinião dela e as pessoas têm direito a dar opinião".

A região de JUNDIAÍ foi palco, ao longo de um mês, de três homicídios envolvendo traição de casais. O mais recente aconteceu nesta manhã, em VÁRZEA PAULISTA, quando um homem matou a mulher por asfixia e socos, depois de ela confessar, durante uma discussão, que o havia traído.
Após cometer o crime, WÁGNER MACIEL DE MATOS, 27 anos, ligou para a Polícia Militar e ficou aguardando até que os agentes chegassem ao local para prendê-lo. Foi o segundo caso em que o assassino liga para a polícia e aguarda na cena do crime para se entregar.
No último sábado, RAFAEL JOSÉ MANCINI, de 31 anos, foi morto a facadas na VILA MARINGÁ, em JUNDIAÍ. O autor do crime, F.F., de 30 anos, se apresentou à polícia dois dias depois alegando que matou RAFAEL porque ele estaria mandando mensagens no celular de sua mulher. 

A sonda PHILAE pousou hoje com sucesso e pela primeira vez na história na superfície de um cometa, o 67/P CHURYUMOV - GERASIMENKO, no qual o módulo ficará durante os próximos meses para estudar o corpo celeste. A missão espacial é da ESA (Agência Espacial Européia, em português).
A sonda aterrissou às 14 horas (horário de BRASÍLIA), segundo o centro de controle de operações da ESA, localizado em DARMSTADT, na ALEMANHA. "Estamos no cometa", anunciou a agência.
A separação do módulo da espaçonave ROSETTA, a 22 km do cometa, ocorreu às 7:03 horas. O PHILAE levou cerca de sete horas para aterrissar. Os cientistas esperam que instrumentos de medição da sonda possam desvendar alguns segredos sobre a composição dos cometas.
O 67P/CHURYUMOV-GERASIMENKO leva em média seis anos e meio para completar uma órbita em torno do SOL. Ele preserva materiais intactos provenientes dos primórdios do Sistema Solar, formados há cerca de 4,6 bilhões de anos. A sonda pesa 100 quilos e vai perfurar o cometa para colher amostras, que serão analisadas remotamente.
O módulo vai ainda medir núcleo do cometa. Câmeras de alta resolução devem fornecer panorâmicas do ponto de pouso, chamado pelos cientistas de AGILKIA. Uma das teorias sobre o início da vida na TERRA sugere que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.

Dois foguetes caíram hoje em uma escola de KARNAZ, na região central da SÍRIA, provocando a morte de sete crianças. Outros quatro alunos ficaram feridos. Uma fonte policial disse que os foguetes foram lançados por "organizações terroristas". As vítimas tinham menos de 12 anos. KARNAZ está localizada 45 km a noroeste da cidade de HAMA e perto das aldeias de KFARNBUDA e KFARZITA, "onde abundam as organizações terroristas", informou a SANA, agência de notícias síria.       

O MALI registrou um novo caso de contaminação pelo vírus EBOLA: a de um enfermeiro. O caso não tem relação com o anterior detectado no país. O enfermeiro morreu na terça-feira, em BARNACO, capital do país, depois de ter atendido um paciente de GUINÉ. Este é o segundo caso de EBOLA no MALI. O primeiro foi o de uma menina de 2 anos, que morreu em 24 de outubro. Segundo a OMS, o número de mortes por EBOLA no mundo chegou a 5.160 até o dia 9 de novembro.

2 015    :    -       QUINTA-FEIRA
Segundo conta a LUCINDA, a KATYA está bem após a operação que sofreu ontem à tarde no Hospital ANTÔNIO PRUDENTE. Segundo consta, o nódulo que atingiu um de seus seios não é malígno. Ela irá se recuperar logo da intervenção cirúrgica. Demonstra estar muito bem.
Almoço no GRILL da PRAÇA JOÃO MENDES. Hoje apenas está comigo o FERREIRA, muito interessado nos eventos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC marcados para amanhã.
MARINEI CHALUB, no Obelisco, cuida dos últimos detalhes para a solenidade marcada para às 15 horas do dia 13 de novembro.
WILLIAM MASCARENHAS está ajudando a MARINEI nesta tarde. O Monumento Mausoléu é "invadido" por um grupo de alunos oficiais. Está marcada uma visita guiada, com o RICARDO DELLA ROSA à frente dessa atividade.
Recebo um e-mail do CAPITÃO PM NATANAEL. Trata-se de uma sessão solene na Assembléia Legislativa, marcada para a noite do dia 19 de novembro, com entrega de medalhas do Núcleo MMDC-LESTE.

O movimento de ocupação das escolas estaduais por parte dos alunos, e patrocinado pela APEOESP (Sindicato dos Professores), chegou hoje a cinco prédios de colégios na capital e municípios da GRANDE SÃO PAULO. O clima entre manifestantes e governo, acirrado desde terça-feira, quando estudantes invadiram a Escola Estadual FERNÃO DIAS, na zona oeste, se agravou hoje após a Secretaria Estadual de Educação conseguir, na Justiça, a reintegração de posse.
Policiais militares cercaram todos os colégios invadidos. Novamente houve pequenos tumultos com os PMs, mas sem gravidade. Por ordem do governador GERALDO ALCKMIN, a polícia não entrou nas escolas para expulsar os "invasores". A Secretaria Estadual de Educação defende a retirada.
O protesto é contra o fechamento de 94 escolas, sendo 25 só na capital, por conta da reorganização que prevê a separação dos estudantes por faixa etária. Eles serão divididos entre os ensinos fundamental 1 e 2 e médio.
A reintegração de posse poderá ser feita amanhã cedo, após o prazo de 24 horas dados pela Justiça para que os prédios públicos sejam desocupados. Os invasores da FERNÃO DIAS foram convidados para uma audiência de conciliação amanhã, às 15 horas.  É a última tentativa de evitar um possível confronto.
O governo alega que os alunos estão sendo usados pela APEOESP, Sindicato dos Metroviários e outros movimentos partidários contrários à gestão ALCKMIN. Em SANTO ANDRÉ e OSASCO também há pessoas do Movimento Passe Livre dentro dos colégios.
Na Escola Estadual PRESIDENTE SALVADOR ALLENDE GOSSENS, em ITAQUERA, na zona leste, a ocupação aconteceu nesta madrugada, por volta das 5 horas. Cem alunos teriam invadido o espaço. Jovens do ensino fundamental e médio fizeram barricadas para impedir a entrada da polícia. Já lá dentro, eles receberam mantimentos, água e materiais de limpeza de moradores do bairro e de associações que apoiam os protestos. "Os alunos estão organizados e vamos apoiá-los. Temos uma posição firme contra essa proposta absurda e equivocada de reorganizar as escolas. O governo abre mão da qualidade em prol da quantidade", acusou o professor de história SILVIO DE SOUZA, secretário-adjunto de comunicação da APEOESP. A secretaria alega justamente o contrário: disse que a separação visa melhorar a qualidade do ensino paulista na rede estadual.

Dois policiais civis do DEIC, que trabalham na 3ª Delegacia de Fraudes Financeiras, foram presos, ontem, suspeitos de extorsão contra um casal proprietário de uma academia de ginásticas.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público Estadual, que fez a investigação, os agentes RAFAEL ADAMI SCHIAVINATO e MÁRIO ÂNGELO CAPALBO pediram 300 mil reais para encerrar uma investigação de lavagem de dinheiro feito pelo DEIC contra o casal. A delegacia é uma das mais importantes na estrutura da Polícia Civil.
Eles também ameaçaram levar o inquérito ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Ministério da Fazenda, como forma de intimidar as vítimas. Também usaram nomes de personalidades. Segundo disseram os policiais, o jogador de futebol NEYMAR, o campeão mundial de surfe GABRIEL MEDINA e até PELÉ estariam sendo investigados pelo FOAF - uma foto do Rei do Futebol com um dos investigadores chegou a ser mostrada ao casal.
"A dupla disse que NEYMAR estava com metade de seus bens congelados", afirmou a promotora de Justiça LUCIANA FRUGIELE PIRES GALVÃO. A promotora também disse que as vítimas tiveram a iniciativa de gravar as conversas telefônicas para provar o que estava acontecendo. "Ela (a empresária) queria demonstrar a tentativa de extorsão se o caso fosse realmente levado ao COAF e quando isso acontece a pessoa está frita", disse LUCIANA GALVÃO, que não informou quais irregularidades foram cometidas pelo casal.
E os policiais ainda tentavam fazer as vítimas cometerem outros crimes. Em uma das ligações gravadas, a mulher diz ao policial CAPALB O que vai vender seu carro por 80 mil reais (valor abaixo do mercado). Mas, para a surpresa dos promotores, o agente aconselhou a empresária a colocar o veículo no seguro, "providenciar" um roubo e receber o preço de tabela da empresa.
Pouco antes da prisão, os dois agentes chegaram a fugir da delegacia, mas depois se apresentaram na Corregedoria. A promotora vai apurar se aconteceu vazamento de informações. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sala dos policiais. Outro investigador é suspeito de participar da fraude. A Secretaria de Segurança Pública disse que a Corregedoria da Polícia Civil está dando suporte nas investigações realizadas pelo MP.

O IML liberou, hoje, o primeiro corpo das cinco vítimas ainda sem identificação do pintor de paredes JORGE LUIZ MORAES DE OLIVEIRA, de 41 anos, suspeito de assassinar seis pessoas e enterrar seus restos mortais dentro de casa, na FAVELA ALBA, no JABAQUARA, zona sul, em setembro.
Hoje, o DIÁRIO mostrou que 48 dias após a polícia encontrar os cadáveres, os restos mortais ainda estavam no IML, aguardando o resultado do DNA. A primeira identificada foi a vendedora de livros NATASHA DOS SANTOS, 26, que estava desaparecida desde julho, quando fazia divulgação de seus produtos no local.
Testemunhas contaram que ouviram ela chamar o pintor pelo nome e depois não apareceu mais. Alguns objetos e a bolsa foram encontrados dentro da casa de JORGE. O enterro de NATASHA será amanhã.
Pelo menos mais quatro famílias ainda estão à espera do resultado do exame de DNA dos corpos que estão no IML. Essas pessoas estão desaparecidas desde o começo do ano e foram vistas pela última vez próximo à casa do suspeito.
A expectativa era de que mais vítimas fossem identificadas hoje, o que não foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública.
A ambulante MARIA DE FÁTIMA JSEUS DONDONI, 46, mãe de KELVYN DONDONI, 24, uma das possíveis vítimas do pintor, disse ao DIÁRIO que não teve nenhuma confirmação do resultado de DNA que fez no IML.
A dona de casa FÁTIMA GOMES MACHADO PEDROSA MOREIRA, 55, também aguarda o resultado para cremar o corpo da filha RENATA CHRISTINA, 33.
Hoje o inquérito foi relatado à Justiça e JORGE LUIZ MORAES DE OLIVEIRA acabou indiciado por homicídio doloso e ocultação de cadáver.


Deus é brasileiro? Há quem duvide, mas depois do dilúvio que caiu hoje em BUENOS AIRES dá para, no mínimo, suspeitar que SÃO PEDRO seja argentino. Após a tormenta que alagou o campo do MONUMENTAL DE NUÑEZ,  a partida entre ARGENTINA e BRASIL foi adiada para amanhã, às 22 horas. Uma frustração enorme para DUNGA e seus comandados, que chegaram confiantes em uma vitória nesta noite. Afinal, o BRASIL conta com a volta de sua maior estrela, NEYMAR, após ter cumprido quatro jogos de suspensão, enquanto a ARGENTINA tem vários desfalques, entre eles, LIONEL MESSI, CARLOS TEVEZ e SÉRGIO AGUERO.
Na verdade, AGUERO até apareceu...no gramado. Com a forte tempestade, o campo virou uma grande espelho d´água. Uma hora antes do jogo, praticamente não havia torcedores nas arquibancadas. Estavam ilhados do lado de fora, se protegendo nas ruas alagadas.
Dentro do estádio, a situação era crítica não apenas no tapete da partida, mas também nos corredores e anéis internos. O local por onde os torcedores teriam acesso à arena ficou completamente inundado.
A drenagem do campo até chegou a funcionar quando a chuva diminuiu, mas logo ela aumentou de novo e com uma previsão meteorológica mais assustadora: granizo e raios.
"O juiz perguntou se a gente queria esperar uma hora, como prevê o protocolo da FIFA, mas nós preferimos adiar porque a previsão era de piora", explicou o coordenador da seleção brasileira, GILMAR RINALDI, ao SPORTV, depois de uma reunião com a arbitragem e representantes da ARGENTINA. "Foi em comum acordo", acrescentou.
Apesar disso, RINALDI não estava completamente satisfeito. A informação que correu pela imprensa antes do adiamento era de que o BRASIL queria jogar às 16:30 horas (pelo horário de BRASÍLIA) para ter um prejuízo menor em relação à sua logística para esse duelo e para o jogo contra o PERU, terça-feira, em SALVADOR.
Antes da decisão, a imprensa local chegou a informar que a ARGENTINA gostaria de empurrar o jogo mais para frente, para quando MESSI pudesse jogar. Certamente mais um sonho de torcedor do que uma possibilidade, já que o regulamento prevê que uma partida adiada seja jogada até 24 horas depois. Nesta caso, SÃO PEDRO não ajudou muito os "hermanos". Amanhã, tem BRASIL com NEYMAR e ARGENTINA sem MESSI.

Surpresa nas três primeiras rodadas, o EQUADOR assumiu a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a COPA DO MUNDO DA RÚSSIA, em 2018. Invicta, a equipe conquistou hoje a terceira vitória no torneio, esta sobre o URUGUAI, em casa, por 2 a 1.
CAICEDO e MARTÍNEZ anotaram os gols do time da casa, enquanto CAVANI descontou. O resultado deixa os equatorianos na ponta de cima da tabela, com nove pontos, mesmo já tendo duelado contra duas campeãs do mundo - além do URUGUAI, bateu a ARGENTINA, fora de casa, na segunda rodada. Os líderes estão dois pontos à frente do CHILE, que só empatou com a COLÔMBIA, em SANTIAGO, 1 a 1. Os atuais campeões da COPA AMÉRICA abriram o placar com o polêmico VIDAL, de cabeça, mas cederam o empate em um belo giro do meia do REAL MADRID, JAMES RODRÍGUEZ, que fez de pé direito.
Agora, os chilenos tentarão compensar o prejuízo em casa na visita ao URUGUAI, na próxima terça-feira, no Estádio CENTENÁRIO. No mesmo dia, o EQUADOR vai encarar a VENEZUELA.
Outra seleção que venceu hoje foi a BOLÍVIA: passou pela VENEZUELA sem nenhum problema> 4 a 2. O atacante RODRIGO RAMALLO fez dois os gols que asseguraram a primeira vitória dos bolivianos, que deixaram a lanterninha do torneio.

Os torcedores brasileiros que sentiam qualquer tipo de receio do britânico LEWIS HAMILTON não participar do GP BRASIL, em INTERLAGOS, neste fim de semana, já podem ficar tranquilos. Depois de se envolver em um acidente de carro em MÔNACO, o piloto da MERCEDES, enfim, desembarcou em SÃO PAULO e está pronto para disputar a corrida.
Com seu terceiro título mundial conquistado de forma antecipada, o fã declarado de AYRTON SENNA deveria ter chegado à capital paulista ontem, mas, em conversa com a equipe médica que o acompanha e a diretoria da equipe, optou por adiar a viagem.
"Não estive muito bem, com febre, mas também acabei me envolvendo em um acidente de trânsito em MÔNACO, na segunda-feira à noite. Embora, em última instância, isso não seja da conta de ninguém, há pessoas sabendo da minha posição e que vão tentar tirar vantagem da situação", disse o piloto, aparentemente incomodado com a situação.
Ainda hoje, o campeão da principal categoria do automobilismo mundial revelou o capacete especial que utilizará durante a corrida de domingo. Em verde e amarelo, alusão às cores da bandeira do BRASIL, HAMILTON fará uma homenagem à sua principal referência no esporte, AYRTON SENNA, também tricampeão da F-1, de quem ele sempre se declarou fã. "Apenas para vocês, BRASIL. Um tributo ao maior de todos", postou o britânico, em sua página no FACEBOOK,
Vencedor em INTERLAGOS nos anos de 2006 e 2008, quando ainda pilotava pela FERRARI, FELIPE MASSA não desfruta das mesmas condições dos pilotos da MERCEDES e da FERRARI para ganhar desta vez. Entretanto, apesar das restrições da WILLIAMS, espera fazer uma boa prova no domingo.
"O GP de casa é sempre a corrida mais importante para um piloto. Para mim, correr em casa, onde comecei minha carreira, é sempre ligado à grande expectativa de ter um bom desempenho diante do público local. Amo a pista, é uma das melhores para mim e sempre tive bons resultados aqui", declarou o brasileiro, que está na sexta posição do campeonato, com 117 pontos somados.      

Uma bobeada da base aliada do governo na Câmara permitiu, hoje, que a oposição na CPI do BNDES aprovasse o que parecia impossível: a convocação de JOSÉ CARLOS BUMLAI, amigo do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. O empresário foi citado por FERNANDO SOARES, o FERNANDO BAIANO em delação premiada, que disse que ele lhe havia pedido dois milhões de reais para ajudar uma nora do petista. Os dois negam. Além disso, BUMLAI também teria obtido 105 milhões de reais de empréstimo do banco de fomento brasileiro para uma de suas empresas, cujo pedido de falência havia sido requerido meses antes.

O juiz da 10ª Vara Federal, VALLISNEY DE SOUZA OLIVEIRA, autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, a partir de um dos inquéritos da OPERAÇÃO ZELOTES, investigação sobre venda de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam supostos vínculos do ex-ministro com o empresário VICTOR SANDRI, um dos donos do Grupo Comercial CIMENTO PENHA, que teria sido beneficiada por decisões suspeitas do conselho. Pelas investigações, o grupo conseguiu se livrar de uma dívida fiscal de 106 milhões de reais a partir de tratativas intermediadas pela SGR CONSULTORIA EMPRESARIAL, uma das empresas que estão no centro das investigações sobre manipulação do CARF. Ao todo, as dívidas de empresa com o fisco somariam 200 milhões de reais. A PF e o Ministério Público não têm indicativos de que MANTEGA tenha recebido vantagem material da empresa, mas entendem que é necessário aprofundar a apuração e, por isso, querem ter acesso à conta bancária do ex-ministro.

A presidente DILMA sobrevoou, hoje, as áreas afetadas pelo rompimento de barragens de rejeitos de FUNDÃO e SANTARÉM, em MARIANA. Em coletiva para a imprensa, em GOVERNADOR VALADARES, a presidente disse que várias legislações federais foram descumpridas e, por isso, a SAMARCO, mineradora responsável pelas barragens, será multada em 250 milhões de reais. "Demos várias multas provisórias. A multa preliminar é de 250 milhões de reais por dano ambiente e comprometimento da bacia hidrográfica, por dano ao patrimônio público e interrupção da energia elétrica. Vamos cobrar a multa da empresa e dos presidentes da empresa, providências", disse DILMA, explicando que outras punições preliminares também foram aplicadas, ligadas a outras infrações.
Hoje, a presidente pediu aos ministros JACQUES WÁGNER (CASA CIVIL) e GILBERTO OCHH (INTEGRAÇÃO) que se reúnam com os diretores da VALE e da BHP, donas da SAMARCO, e as responsabilize pelos prejuízos causados após o desastre.
Apesar de a SAMARCO já ter se comprometido a reconstruir as casas das vítimas atingidas, o governo quer também que a mineradora arque com os custos ambientais e ecológicos decorrentes do rompimento.
A presidente informou que, junto com os governadores de MINAS GERAIS e do ESPÍRITO SANTO, a UNIÃO pediu uma equipe permanente da SAMARCO para atender a necessidade das cidades atingidas e da população desalojada.
"Faremos o possível e o impossível para que nós possamos recuperar o RIO DOCE. É por causa dele que podemos ocupar a região. Temos de buscar todos os meios emergenciais. Temos o problema de abastecimento de água, de logística e de acesso ao manancial. Tem a saída da adutora de engate rápido, que é uma solução usada no NORDESTE para o abastecimento de água", lembrou.
De GOVERNADOR VALADARES, DILMA seguiu para COLATINA, no ESPÍRITO SANTO. A presidente chegou ao Estado uma semana após a tragédia, que já tem oito mortes registradas. Também 19 pessoas continuam desaparecidas, entre elas estão dez funcionários da empresa e nove moradores do distrito de BENTO RODRIGUES, em MARIANA, que foi completamente destruído.   

O Corpo de Bombeiros de MINAS GERAIS confirmou a identificação da sexta pessoa morta em virtude do rompimento de duas barragens de rejeitos em BENTO RODRIGUES, subdistrito de MARIANA. Há dois corpos ainda não identificados. Segundo os bombeiros, foi identificado o corpo de MARCOS ROBERTO XAVIER, de 32 anos, que era funcionário da VIX LOGÍSTICA, empresa prestadora de serviço à mineração SAMARCO, responsável pelas barragens de FUNDÃO e SANTARÉM.
No total, 637 pessoas - somando 185 famílias - perderam as casas ou tiveram o imóvel afetado pelo rompimento das barragens. Elas foram levadas para hotéis e pousadas da região.
Hoje os bombeiros informaram que haverá um reforço no efetivo das equipes de busca com mais 65 militares.
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência no distrito de BENTO RODRIGUES. A medida atende a pedido da Prefeitura de MARIANA. O reconhecimento é necessário para facilitar o auxílio da UNIÃO em procedimentos como aquisição e distribuição de alimentos e realização de obras emergenciais.
   
Duas explosões de bombas deixaram mortos e feridos nesta quinta-feira (12) em Beirute, num ataque reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico. O ministro do Interior do Líbano disse que 37 pessoas morreram, enquanto a Cruz Vermelha libanesa diz que há dezenas de feridos.
 
Segundo o ministro Nouhad Machnouk, os atacantes vestiam coletes explosivos e estavam a pé. A polícia informou à France Presse que dois homens acionaram seus explosivos em frente a um centro comercial. Trata-se do primeiro atentado nesta região do sul de Beirute desde junho de 2014. As explosões ocorreram em Borj al-Barajneh, área comercial e residencial da periferia sul da capital do Líbano. Segundo as agências de notícias a área é reduto pelo grupo de militantes libaneses Hezbollah. Poucas horas depois do ataque, o grupo Estado Islâmico reivindicou sua responsabilidade pelo ato desta quinta em Beirute. O grupo disse em comunicado divulgado por seus apoiadores no Twitter que seus membros estouraram uma moto cheia de explosivos em uma rua de Borj al-Barajneh. Depois que pessoas se reuniram no local, um homem-bomba se explodiu entre eles, causando mais vítimas, informa o grupo.

Centenas de pessoas se manifestaram na noite de quarta-feira (12) contra a insegurança em Pétionville, cidade da periferia da capital do Haiti, onde um homem, acusado de ser um bandido envolvido em sequestros e estupros, foi queimado vivo.
Há várias semanas os moradores dessa área se queixam de furtos e agressões sexuais, exigindo a intervenção das autoridades. Centenas de pessoas se manifestaram contra a delinquência exibindo machados e armas de fogo.
"Ninguém o conhecia, mas tinha um lenço vermelho amarrado na perna, sinal que pertencia a um grupo de delinquentes", relatou um manifestante, Fritzner Jules, diante do corpo carbonizado da vítima. "As pessoas o cercaram, colocaram pneus nele, jogaram gasolina e atearam fogo", acrescentou.

Um grupo de soldados israelenses entrou disfarçado em um hospital, na CISJORDÂNIA, nesta madrugada, e matou um palestino. Segundo relatos de quem estava no local, o homem foi morto porque tentou impedir a prisão de um paciente.
Na operação, os israelenses ainda prenderam três palestinos. Um deles estava no hospital para receber tratamento para um ferimento de bala. ISRAEL diz que ele havia sido ferido ao tentar matar um colono israelense, no mês passado.
Os soldados entraram no hospital na cidade de HEBRON disfarçados de muçulmanos, com lenços palestinos e barbas falsas. As câmaras do hospital flagraram toda a operação.
"Isto é um crime declarado. Ninguém deve violar hospitais, mas ISRAEL o fez. A comunidade internacional deve intervir para proteger nosso povo", disse o diretor do hospital, JIHAD SHAWAR.
HEBRON tem sido um dos principais palcos da mais recente onda de violência entre israelenses e palestinos. Apenas nos últimos dois meses, 98 pessoas foram assassinadas na região - 76 palestinos e 12 israelenses.

As ações de sírios e curdos para tentar retomar áreas invadidas e controladas pelo grupo terrorista ESTADO ISLÂMICO na região da tríplice fronteira entre a SÍRIA, o IRAQUE e a TURQUIA, conseguiram novos triunfos. No IRAQUE, na região da cidade de SINJAR, tropas curdas iniciaram batalha pela retomada total da área. Apoiados pelos bombardeios aéreos norte-americanos, os curdos afirmam já ter conseguido o controle de diversas vilas no entorno de SINJAR. O objetivo da missão é cercar a cidade e cortar as rotas de abastecimento de armas e alimentos para soldados do EI e depois tentar um ataque direto para recuperar o controle e expulsar as tropas do grupo terrorista.
Na SÍRIA, o Exército anunciou retomada de um aeroporto militar, nos arredores da cidade de ALEPPO, que estava sob controle do EI havia dois anos.
Segundo a agência estatal síria de notícias, a SANA, "centenas de membros do EI e todo arsenal do local foram destruídos" durante o ataque de retomada. A ofensiva foi comandada pelas forças do ditador BASHAR AL-ASSAD, e apoiadas por reforços de tropas russas, iraquianas e iranianas.
Mas além de combaterem o avanço do ESTADO ISLÂMICO, ações como essa também têm servido para que as tropas de ASSAD ganhem terreno sobre as forças rebeldes, com quem trava uma guerra civil há cinco anos, que tentam derrubar o ditador do poder.
Duas explosões de homens-bomba deixaram pelo menos 40 mortos hoje em bairro do grupo HEZBOLLAH, em BEIRUTE, capital do LÍBANO.

Após a prisão de dois sobrinhos de sua mulher, CILIA FLORES, acusados de tráfico internacional, o presidente da VENEZUELA, NICOLÁS MADURO, criticou hoje os ESTADOS UNIDOS e o "imperialismo" e defendeu seus familiares.
"Não é a primeira vez que lançam acusações contra a pátria de BOLÍVAR. E não será a primeira vez que derrubaremos as mentiras com a força da verdade", disse em encontro da ONU, na SUÍÇA.
Sobrinhos da primeira-dama venezuelana, EFRAÍN CAMPOS e FRANCISCO FLORES foram presos no HAITI, na noite de terça-feira, a bordo de um avião com 800 quilos de cocaína. Eles estariam negociando para levar a droga aos EUA. Os dois foram levados para NOVA YORK e vão responder à acusação de narcotráfico.
Eles são filhos de uma irmã de CILIA que já morreu e foram criados pela mulher de MADURO.    

2 016    :      -    SÁBADO
Estamos chegando ao final de 2016, um ano de grandes realizações por parte da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Alguns núcleos importantíssimos foram criados e ainda teremos mais alguns que irão surgir ainda neste ano.
Tudo isso cansa também. Surge, então, esse feriado prolongado. Somente retornaremos à lida diária na quarta-feira, dia 16 de novembro. Neste sábado, muito tranquilo, procuro acertar as publicações de minhas memórias. Faço isso de uma maneira agradável, lembrando muitos fatos que já aconteceram ao longo dos meus quase 80 anos.
NOSSA OPINIÃO, do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO
Entre as boas e as más iniciativas
A edição de hoje deste DIÁRIO traz duas matérias que mostram o contraponto entre pessoas que buscam e fazem o bem e movimentos que levam baderna às ruas, atrapalhando a vida da cidade. Na primeira categoria está a campanha dos Correios, na qual os cidadãos podem realizar o sonho de crianças carentes neste NATAL. É uma beleza de projeto e vale participar! Já o outro lado da moeda pôde ser constatado pela caótica sexta-feira que viveu a cidade. Se já não bastasse o trânsito de véspera de feriado, baderneiros travestidos de manifestantes fecharam algumas vias para protestar contra teto dos gastos e outras coisas. Queriam o quê? Depois de tantos desmandos do PT, alguém têm de tentar colocar ordem na casa.

Um grupo de internos da fundação Casa fugiu da unidade 4, em Sorocaba, na noite deste sábado (12). Segundo a Fundação, sete internos conseguiram fugir durante um confusão entre eles e funcionários da unidade.
Ainda conforme a fundação, dois funcionários ficaram feridos ao tentar conter o grupo. Eles tiveram escoriações e foram socorridos: um no local e outro levado para o pronto-socorro.
A Polícia Militar foi acionada e faz buscas para recapturar os menores infratores. O helicóptero Águia, da PM, chegou a ser cogitado, na operação de captura, mas acabou não sendo usado.
A Fundação Casa informou que a confusão aconteceu por volta das 20h30, em um dos módulos da unidade com dez internos. Eles conseguiram fugir e acessar um muro perímetral.   Três foram detidos e não conseguiram fugir.
A corregedoria da Fundação Casa foi para a unidade e instaurou inquérito para investigar a fuga.

A assessora técnica EDNA AMARALINA DA SILVEIRA, de 28 anos, foi morta com oito tiros nesta madrugada. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro dela, o empresário HUGO ALEXANDRE GABRICH, de 50 anos, que teria invadido o apartamento no primeiro andar de um prédio onde EDNA morava, na RUA CUBATÃO, no PARAÍSO, zona sul, e atirado contra ela e um outro homem, de 42 anos, que estava no local.
HUGO teria vindo da cidade de CATALÃO, em GOIÁS, onde morou com EDNA por seis anos, e entrado no apartamento da ex ao render um entregador de pizza. EDNA tinha uma medida protetiva contra o empresário, pois recebia ameaças dele desde a separação, havia quatro meses. O documento, porém, foi revogado a pedido dela há  alguns dias. Vizinhos contam que ouviram tiros e gritos de socorro.
A PM chegou e encontrou EDNA viva. Levada ao HOSPITAL DAS CLÍNICAS, ela não resistiu aos ferimentos. HUGO segue foragido.

Quatro dos cinco jovens mortos na chacina ocorrida no dia 21 de outubro, em MOGI DAS CRUZES, na GRANDE SÃO PAULO, foram sepultados numa cerimônia coletiva nesta tarde, no Cemitério de VILA ALPINA. No enterro, familiares fizeram orações e gritaram por “Justiça”.
O corpo de JONES FERREIRA JANUÁRIO, 30 anos, a quinta vítima identificada somente na sexta-feira, será sepultado amanhã no Cemitério da VILA FORMOSA, também na zona leste.
JONATHAN MOREIRA FERREIRA, 18 anos; CÉSAR AUGUSTO GOMES SILVA, 19; CAIQUE HENRIQUE MACHADO SILVA, 18; ROBSON FERNANDO DONATO DE PAULA, 16, que era cadeirante, além de JONES JANUÁRIO, desapareceram quando iam a uma festa em RIBEIRÃO PIRES, no ABCD. Os corpos foram achados em 6 de novembro, numa área rural.
Segundo a diretora do DHPP, ELISABETE SATO, o GCM de SANTO ANDRÉ, RODRIGO GONÇALVES OLIVEIRA, usou perfil falso no FACEBOOK, de uma “mulher bonita” e com “seios voluptuosos” para atrair os cinco jovens para uma emboscada.
OLIVEIRA teve prisão temporária decretada pela Justiça de MOGI DAS CRUZES e, segundo a polícia, confessou ter “armado uma cilada” para os rapazes.
Outros dois guardas civis de SANTO ANDRÉ são investigados por suspeita de participação.
A perícia disse que ROBSON (o cadeirante) foi morto a facadas – a cabeça dele teria sido cortada. Os outros quatro foram assassinados por disparos de arma calibres 38 e 12 – usadas por guardas civis. O crime teria ocorrido para vingar a morte do guarda civil RODRIGO LOPES SABINO, de 30 anos, assassinado a tiros em SANTO ANDRÉ, em setembro. O carro dele foi levado e queimado perto da região onde as vítimas da chacina moravam.

Três homens foram assassinados eu quarto acabou baleado no CAPÃO REDONDO, zona sul da capital, entre a noite de sexta e esta madrugada. Segundo os boletins de ocorrências, os dois casos ocorreram em um intervalo de uma hora e, em ambos, os criminosos estavam numa moto.
Por volta das 23:30 horas da sexta-feira, o jardineiro JOSÉ SOUSA SANTOS, de 37 anos, foi até a escola estadual PROFESSORA MARIA JANNUZZI MASCARI, na ESTRADA DE ITAPECERICA, 9.950, buscar a mulher dele, que estuda no local. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, o casal foi surpreendido por dois homens numa motocicleta HONDA vermelha, que anunciaram um assalto e exigiram objetos pessoais das vítimas.
JOSÉ teria esboçado uma reação quando um dos ladrões tentou pegar a mochila da mulher. Nesse momento, o assaltante que estava na garupa da moto sacou uma arma e atirou no jardineiro que morreu no local. Segundo a polícia, a dupla criminosa havia roubado outra vítima momentos antes. Um homem de 31 anos foi rendido e teve documentos e um telefone celular levados pelos assaltantes quando voltava do trabalho.
A menos de um quilômetro de onde o jardineiro foi morto, três homens foram baleados por criminosos em uma motocicleta quando estavam na frente de um bar da RUA SERRA DAS LAJES, por volta da 0:30 hora de hoje. JAILTIN NASCIMENTO DOS SANTOS, de 21 anos, e COSME COELHO DOS ANJOS, 27, morreram no local. Um rapaz de 24 anos foi socorrido pelo SAMU e levado a um hospital da região.

O Palácio do Planalto divulgou hoje um vídeo e uma análise, em sua página na internet, sobre os seis primeiros meses do governo de MICHEL TEMER. O documento, dividido em várias áreas, destaca vitórias alcançadas no Congresso. Ele está no cargo desde 12 de maio, quando DILMA foi afastada por meio da abertura de impeachment. O documento enumera pontos positivos do seu mandato, mas não faz referência às críticas de setores da sociedade e as manifestações contra sua ascensão ao poder e, mais recentemente, contra as mudanças no ensino médio e contra a PEC do teto de gastos – que pode afetar a Saúde e a Educação.


O Estado Islâmico reivindicou o atentado que deixou pelo menos 40 mortos e mais de 70 feridos no Paquistão, na província do Baluchistão.
O grupo explodiu um santuário sufi enquanto os religiosos praticavam uma dança que fazia parte de um ritual.
"Todos os dias, ao redor do pôr do sol, há um dhamaal [dança ritual] aqui, e há um grande número de pessoas que vêm para isso", disse Nawaz Ali, o guardião do santuário, segundo informa a Folha de S. Paulo.
O local fica a 100km de Karachi, cidade portuária, uma das principais do país e para onde foram levadas algumas vítimas, segundo o Le Monde.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em entrevista a um programa da TV americana que está disposto a manter alguns pontos do Obamacare, programa criado pelo atual governo para garantir aos americanos acesso a planos de saúde. Durante a campanha, ele havia prometido revogar integralmente a medida se fosse eleito.
Poderiam ser preservadas, segundo Trump, as regras que asseguram cobertura a pessoas com doenças pré-existentes e que permitem a pais estender seus planos a filhos de até 26 anos. “Isso gera custo, mas é algo que vamos tentar manter”, afirmou o republicano ao programa “60 minutes”. A entrevista foi a primeira dada por ele a um canal de TV e será exibida neste domingo (13).
O presidente eleito também voltou a elogiar Hillary Clinton, a quem chamou de uma pessoa “muito forte e muito inteligente”. Ele disse ter recebido uma ligação "amável" da candidata democrata após vencer a eleição.
“Ela não poderia ter sido melhor. Ela disse ‘Parabéns, Donald, bom trabalho'. E eu disse que ela havia sido uma grande competidora”, contou.
Onda de protestos
Embora Trump tenha adotado um tom mais conciliatório desde que foi eleito, algumas das principais cidades americanas vêm registrando protestos diários contra ele. Neste sábado (12), houve atos em Nova York, Chicago e Los Angeles.
Em Nova York, os manifestantes caminharam pela 5ª Avenida, uma das mais famosas da cidade. Em Los Angeles, mais de 8.000 pessoas tomaram as ruas em uma passeata organizada por organizações de imigrantes. Na noite de sexta (11), a terceira consecutiva com protestos, uma pessoa foi baleada em Portland.

Centenas de pessoas se reuniram neste sábado (12) em frente à embaixada americana em Berlim para protestar contra o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu propósito de erguer um muro na fronteira com o México, à imagem do que dividiu a capital alemã durante a Guerra Fria.
A concentração tinha sido convocada pelas redes sociais sob o lema de "Berlin against Trump" ("Berlim contra Trump") e se seguiu a um ato de protesto espontâneo que aconteceu na quarta-feira passada nesse mesmo lugar, após a confirmação da vitória do candidato republicano.
A embaixada dos Estados Unidos em Berlim está situada junto ao emblemático Portão de Brandemburgo, que não se podia ultrapassar durante as décadas em que o muro partiu a cidade -- de 1961 a 1989 --, já que ficou incrustrado entre os blocos de concreto do que era chamado de "a faixa da morte".
Junto ao paralelismo entre a traumática divisão de então e a que Trump anunciou para a fronteira entre seu país e México, os manifestantes expressaram seu protesto contra as atitudes racistas e sexistas atribuídas ao presidente eleito.
Algumas manifestantes levavam cartazes alusivos às acusações de abusos sexuais lançadas durante a campanha eleitoral por várias mulheres contra Trump.

Os organizadores de um megaprotesto realizado hoje para pedir a renúncia da presidente sul-coreana PARK GEUN-HYE afirmam que um milhão de pessoas participaram na manifestação, segundo a agência de notícias YONHAP. A polícia, por sua vez, falou em cerca de 170 mil e depois elevou a estimativa para 260 mil. A origem dos protestos e uma amiga e confidente da presidente sul-coreana, que foi detida sob suspeita de tráfico de influência, abrindo caminho a um escândalo político de consequências imprevisíveis para a  presidente PARK GEUN-HYE.
XXXXX