domingo, 21 de setembro de 2014

TUDO POR SÃO PAULO

HISTORIA - Tenentismo - Douglas part1.mp4

Trio Irakitan-Aparências

Canção da APMBB 2014

Desfile de encerramento a recepção aos novos Cadetes da APMBB em 2014.. ...

PIZZA PETROLÃO - JEFF SEVERINO

NEWS COLUNA ON LINE - PÁGINA ATUALIZADA

Entrada
x

.'. Jeff Severino .'. www.colunaonline.com

Anexos11:54 (Há 7 horas)
para
Imagem inline 2
 
PIZZA PETROLÃO
 
 
Como já sabemos, ninguém sabe de nada e são absolutamente inocentes. 12 senadores, 49 deputados e 03 governadores, todos do PT, PMDB, PP e base aliada já foram INCRIMINADOS na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Eduardo Costa, preso e apavorado com o risco de pegar mais de 40 anos de cadeia. Este governo por meio de seus políticos roubavam mais de 03% de TODOS os contratos sob sua responsabilidade, desde 2003 até os dias de hoje! Só a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, tem preço final de R$ 40 BILHÕES, implicando numa PROPINA de R$ 1 BILHÃO E 200 MILHÕES. O MENSALÃO será considerado apenas um troco, comparado ao ROMBO dentro da Petrobrás! Quanto não ganhou este covarde vendilhão da Pátria para ficar calado? Todavia a VERDADE chegou na HORA CERTA! A responsabilidade agora é só nossa de julga-los e condená-los através das urnas pois da justiça corrupta não esperem absolutamente nada. Ela, a justiça, também está totalmente corrompida. 
 
 
Já está atualizada minha página www coluna on line com br, clicando neste link: http://www.colunaonline.com.br/coluna_ler.asp?id=9308.  E clique aqui para lerOUTROS ARTIGOS, ou nos links abaixo:
 

EM VOCÊ - André Luiz

DILMA, IGNORÂNCIA E ESPANTO - por Reinaldo Azevedo
DILMA, IGNORÂNCIA E ESPANTO - por Reinaldo Azevedo
ATITUDES DE URGÊNCIA - Emmanuel
PERSPECTIVAS DANTESCAS PARA O RIO DE JANEIRO - por Marcos Coimbra
INCLUA JESUS FORA DESSA - por Zuenir Ventura
A DEMOCRACIA FRAGILIZADA - por Rômulo Bini Pereira

CULTO INDIVIDUAL DO EVANGELHO - Emmanuel

VERGONHA, DECEPCIONANTES, TOP, EDUCANTUR EM FRAIBURGO, COMO AJUDAR? SERRA CATARINENSE, WINE AND FOOD FESTIVAL, 6º BALNEÁRIO SABOROSO, CARTUNISTA ARGENTINO, TURISMO & EVENTOS, GASTRONOMIA & EQUIPOTEL, KUROTEL, FESTURIS GRAMADO, FUTEBOL NO FESTURIS, SANTIAGO DE COMPOSTELA, CHEF POR UM DIA, FESTIVAL DE TURISMO JPA, MEIA MARATONA CATARATAS, BELLA DA SEMANA, ...

DILMA PEDE LICENÇA PARA MATAR - por Reinaldo Azevedo

NÃO ESQUEÇA OS INFERMOS - Scheilla

PRESSIONADA, DILMA PENSOU EM ALEGAR MOTIVO GRAVE DE SAÚDE PARA DESISTIR DA ELEIÇÃO - por Jorge Serrão

ERROS - André Luiz

DEFESA AVALIA REPRIMENDA A COMANDANTE MILITAR DO SUL POR INCITAR TROPAS A DERROTARES "INIMIGOS INTERNOS" - por Jorge Serrão

PALAVRAS DE VELUDO, NÃO ! - por Aileda de Mattos Oliveira

SENADO ENGAVETA INVESTIGAÇÃO SOBRE FARSA NA CPI DA PETROBRAS - por Marcela Mattos

A NOSSA LI9BERDADE - por Paulo Chagas

NO RETOQUE DA PALAVRA - André Luiz

TUDO O QUE VICIA COMEÇA COM C - por Luiz Fernando Veríssimo

Boa leitura e até a próxima !  

Jefferson Severino - Jornalista - SC - 01571 - JP
48-9163-7172 - TIM
Florianópolis -SC
www.colunaonline.com.br
http://rotasedestinosdeviagem.blogspot.com/
http://turismoedestinos.blogspot.com/
Skype: jeffseverino
http://twitter.com/colunaonline

20 DE SETEMBRO DE 2014 - SÁBADO

DIA     VINTE       DE       SETEMBRO        DE        2 014       -       S   Á   B   A   D   O.
77 anos, 8 meses e 24 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
73º DIA DO ANO 65º
56 anos e 108 dias na PMESP
55 anos e 220 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 813 dias – 475 516 horas.
51 anos e 13 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 191 dias no Posto de Coronel – 318 meses e 8 dias.
3 anos e 75 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 739 dias CORONEL - 22 anos e 281 dias na reserva.
10 296-248 968                           9 739-234 244                                 10 040-241 704.
DIA DE SANTO EUSTÁQUIO e COMPANHEIROS. Na época do imperador TRAJANO, ele, sua mulher SANTA TEOPISTA e seus dois filhos, SANTO AGAPETO e TEOPISTO, foram colocados dentro de uma estátua de metal com forma de touro, aquecida em brasa.
DIA DE SANTA CÂNDIDA. A vida cristã de CÂNDIDA se iniciou quando ela foi convertida, segundo a tradição, pelo apóstolo PEDRO, em NÁPOLIS. Foi morta por não renegar a sua fé.
DIA DE SANTA FAUSTA. O Martirólogo romano assim narra a memória de SANTA FAUSTA: em CÍZICO, na PRO PÔNTIDES (ÁSIA MENOR), o natal dos santos mártires FAUSTA, virgem, e EVILÁSIO, sob o imperador MAXIMILIANO. FAUSTA foi suspensa e atormentada pelo próprio EVILÁSIO, sacerdote dos ídolos, tendo sido despojada dos cabelos e raspada por humilhação. Em seguida, querendo serrá-la pelo meio e não conseguindo, os algozes, ofendê-la, EVILÁSIO, surpreso com isso, converteu-se a Cristo; e enquanto ele, por ordem do imperador, era duramente atormentado, FAUSTA, ferida na cabeça transpassada com pregos por todo o corpo e colocada num tacho ardente, finalmente, junto com EVILÁSIO, chamada por uma voz celeste, passou ao Senhor. 

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DO LITORAL

636 a. sob o nome de CLEMENTE VII, ROBERTO DE GENEBRA, líder dos cardeais que declararam a eleição de URBANO VI inválida, é escolhido como antipapa de AVIGNON, FRANÇA. Foi o primeiro antipapa do GRANDE CISMA DO OCIDENTE, período em que a Igreja foi dividida em papados rivais, com sedes em ROMA, PISA e na cidade francesa. A crise que se iniciou a partir de então terminaria somente em 1417, durante o CONCÍLIO DE CONSTANÇA, que restabeleceu a unidade papal. No dia 20 de setembro de 1378, em FONDI, na ITÁLIA.
495 a. da partida da expedição comandada por FERNÃO DE MAGALHÃES. O navegante nasceu em 1480, na cidade do PORTO e prestou vários serviços à Coroa portuguesa na ÁFRICA e na ÍNDIA. Com a recusa do rei português em conceder-lhe um aumento de soldo, partiu para a ESPANHA, onde encontrou apoio para sua viagem por parte do rei CARLOS I.  FERNÃO DE MAGALHÃES saiu do porto de SEVILHA, em 20 de setembro de 1519, comandando uma expedição de cinco embarcações. O navegador português procurava uma nova rota marítima para o ORIENTE. Quase três anos depois, em 7 de setembro de 1522, apenas um dos navios conseguiu completar a atribulada viagem financiada por CARLOS I, da ESPANHA. Num combate contra os nativos de CEBU, nas FILIPINAS, FERNÃO DE MAGALHÃES foi morto em 27 de abril de 1521. Em 1531, o cartógrafo francês ORONCE FINÉ elaborou um dos primeiros mapas a colocar a passagem, que liga os oceanos ATLÂNTICO e PACÍFICO, em sua localização exata, identificando-o com o nome de MAGELLANICUM. Cinco anos depois, o cartógrafo flamengo GERARDUS MERCATOR batizou definitivamente o ESTREITO DE MAGALHÃES em seu famoso globo terrestre. 
192 a. da inauguração do Congresso peruano, pelo GENERAL SAN MARTÍN, em 20 de setembro de 1822.
179 a. do início da GUERRA DOS FARRAPOS, em 20 de setembro de 1835. É a rebelião mais longa do período regencial, que ensangüentou o sul do BRASIL. Circunstâncias históricas, sociais e econômicas e a estreita relação dos gaúchos com o URUGUAI, contribuíram para que o sul conservasse a autonomia em relação ao governo do Império.
174 a. falece, sem deixar sucessor, aos 74 anos, o ditador do PARAGUAI, JOSÉ GABRIEL FRANCIA, em 20 de setembro de 1840.
147 a. a fragata espanhola NUMÂNCIA termina, em CÁDIZ, sua volta ao mundo, em 20 de setembro de 1867.
133 a. do juramento de CHESTER A. ARTHUR como presidente dos ESTADOS UNIDOS, no dia 20 de setembro de 1881, em substituição a JAMES A. GARFIELD, que havia sido assassinado.
118 a. nasce o BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, no RIO, em 20 de setembro de 1896. Ele enfrentou a tiros as tropas do presidente EPITÁCIO PESSOA na PRAIA DE COPACABANA em 1922, no Levante dos 18 DO FORTE – a primeira insurreição armada contra a política viciada por fraudes eleitorais da República Velha. O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES transformou-se numa legenda de heroísmo das Forças Armadas. “Não conheci ninguém mais democrata”, afirmou a ISTO É o BRIGADEIRO OTÁVIO MOREIRA LIMA, diretor do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica.
Filho de um ex-militar da Marinha, GOMES teve uma infância pobre. Venceu muitas adversidades para ingressar na Escola Militar do REALENGO. O jovem tenente se entusiasmou com o engajamento político dos quartéis no início do século. Na década de 1920, o movimento que ficou conhecido como “tenentismo” já antecipava mudanças na vida política do País, que acabariam se consolidando com a revolução de 1930.
Quando participou do Levante dos 18 do Forte, em 1922, GOMES tinha 26 anos. Foi preso e fugiu para MATO GROSSO, onde trabalhou como professor com identidade falsa. Com a posse de GETÚLIO VARGAS e a promoção dos oficiais rebeldes, em 1930, GOMES passou a MAJOR e liderou a criação do CORREIO AÉREO MILITAR, precursor do CORREIO AÉREO NACIONAL. “Todos os tenentes tiveram postos altos na República, após a revolução de 1930, mas GOMES preferiu não abandonar a Aeronáutica”, lembra MOREIRA LIMA. Em 1935, como comandante do I Regimento da Aviação, participou da repressão à INTENTONA COMUNISTA. Foi depois deslocado para o litoral do Nordeste, onde ajudou as forças americanas a patrulharem a área diante da ameaça dos submarinos alemães na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Em 1944, foi promovido a BRIGADEIRO.
Quando acabou o ESTADO NOVO, entretanto, GOMES estava na oposição ao getulismo. Foi candidato da UDN na eleição presidencial de 1945 e perdeu para o também militar EURICO GASPAR DUTRA, apoiado por GETÚLIO. Em 1950, GOMES concorreu de novo, desta feita contra o próprio GETÚLIO, sendo derrotado mais uma vez. Em 1954, o presidente CAFÉ FILHO o chamou para o Ministério da Aeronáutica. Voltaria ao cargo em 1964, com o golpe militar que derrubou JOÃO GOULART. Desta vez, ficaria no Ministério durante três anos no governo de CASTELLO BRANCO.
Contrário ao prolongamento do regime de exceção, ele se afastou da política. GOMES recolheu-se a seu apartamento, na praia do FLAMENGO. Antes de morrer em 13 de junho de 1981, tornou-se público um de seus maiores segredos: o brigadeiro havia doado, durante vários anos, grande parte de seu salário a instituições carentes que acolhem crianças abandonadas.
Católico fervoroso, GOMES não passava um dia sequer sem ir à missa. Mesmo nas viagens longas, como no interior do TOCANTINS ou às regiões à beira do rio ARAGUAIA, antes de o sol nascer, acordava os comandados e saía a procurar uma capela. “Não podemos deixar de rezar”, dizia. 
116 a. nasce o escritor SÉRGIO MILLIET em 20 de setembro de 1898. Falece no dia 9 de novembro de 1966.
115 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 20 de setembro de 1899: a colônia italiana em SÃO PAULO soleniza hoje a data de 20 de setembro – a união de sua Pátria. Para tornar essa solenidade mais festiva, o CIRCOLO ITALIANO, no RIO, veio a SÃO PAULO em visita às sociedades existentes nesta capital. Às 9 horas da manhã chegou o trem especial conduzindo os visitantes.
Foi nomeado o doutor ADHERBAL DE MELLO FRANCO para fiscalizar a execução do contrato celebrado entre a Prefeitura e a Companhia de Água e Luz do Estado de SÃO PAULO, a 30 de agosto último, para assentamento de fios ou cabos destinados à transmissão de correntes elétricas, no 1º setor da cidade.
Recomeçaram hoje os trabalhos de assentamento de trilhos da companhia de bondes elétricos, sendo atacado o serviço com grande número de operários, nos vários pontos. Na ladeira JOÃO ALFREDO e Rua de SANTA EFIGÊNIA o serviço está sendo feito com muita atividade.
O conselho de ministros de FRANÇA, sob a presidência do senhor LOUBET, assinou o indulto do CAPITÃO DREYFUS, que parta para a INGLATERRA acompanhado de seu irmão. DREYFUS desistiu de apelar da sentença do conselho de guerra, que o condenou atendendo às exigências do governo.
LONDRES- telegrama de CAPETOWN para o TIMES, diz que é opinião geral ali que as operações de guerra do TRANSWAAL contra a INGLATERRA não poderão começar antes de meados de outubro. O governo inglês continua a manter sigilo a respeito das decisões tomadas acerca da resposta dada pelo presidente KRUEGER ao ultimato do senhor CHAMBERLAIN.    
114 a. nascimento do MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO em MECEJANA, CEARÁ, em 20 de setembro de 1900. Falece num desastre aéreo em 18 de julho de 1967, aos 66 anos. Foi Presidente do Brasil no período de 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967.
113 a. nasce ENRICO FERMI, físico italiano - Prêmio NOBEL em 1938 - no dia 20 de setembro de 1901.
106 a. das notícias de jornais da época dizendo que “esteve concorridíssima a missa celebrada hoje (20 de setembro de 1908) na igreja de SÃO GONÇALO, como preito à memória do saudoso brasileiro D. PEDRO II, e que durante meio século dirigiu com elevadas provas de patriotismo os destinos da nação. O templo estava repleto, com pessoas de vários credos políticos”.
106 a. nasce o veterano de 32, MANUEL DIAS DE OLIVEIRA em 20 de setembro de 1908. Falece em dois de outubro de 1999. Durante muito tempo trabalhou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sendo um dos mais assíduos freqüentadores da Entidade, mesmo nos últimos anos de sua vida. Falece em RIBEIRÃO PRETO, após sua mulher vender a casa que tinha no CAMBUCI.
105 a. DOUTOR GUEVRAIN, chefe da expedição científica suíça, na GROELÂNDIA, que foi o primeiro europeu que o DOUTOR COOK encontrou no seu regresso do POLO NORTE, disse que depois de examinar as observações que o DOUTOR COOK fez ficou convencido da sua autenticidade. Essa notícia foi publicada nos jornais de 20 de setembro de 1909. Nos mesmos jornais, em PARIS, o editor de livros LOUIS MICHAUD, acabava de expor à venda um elegante volume sobre MACHADO DE ASSIS. A capa dessa brochura com o título MACHADO DE ASSIS tem uma reprodução da SORBONNE e o retrato desse grande escritor brasileiro. 
104 a. imprensa socialista, referindo-se ao desenvolvimento do socialismo na ALEMANHA, registra a existência de 74 jornais que apóiam as suas idéias e 3.287 de propaganda, estabelecidas nas principais cidades do império, em 20 de setembro de 1910.
103 a. (SANTOS) Chegaram ao nosso porto 24 imigrantes vindos pelo paquete italiano ZEOLANDIA. A inspetoria de imigração fez seguir para essa capital pelo trem, 32 imigrantes que, espontaneamente, desejam trabalhar na lavoura do Estado. (publicado no jornal O ESTADO de 20 de setembro de 1911).
100 a. da realização do primeiro jogo da história entre as seleções do BRASIL e da ARGENTINA, disputado em BUENOS AIRES, em 20 de setembro de 1914. A ARGENTINA venceu por 3 a 0.
100 a. os alemães bombardeiam REIMS, na FRANÇA, cuja catedral sofre importantes danos, em 20 de setembro de 1914.  
  86 a. do nascimento do SARGENTO Ref. MARIO TOMAZONNI. Trabalhou comigo na PRIMEIRA COMPANHIA do 9º BPM, na CASA VERDE. Como CAPITÃO, nos meados dos anos 1970, comandei essa Companhia. O TOMAZONNI era soldado e fazia o papel de Relações Públicas. TOMAZONNI nasceu no dia 20 de setembro de 1928. Faleceu em 2013.  
  82 a. chega ao fim a BATALHA DE CERRO ALEGRE, no município de PIRATINI, no dia 20 de setembro de 1932. Trata-se da frente rio-grandense, quando são mortos mais de duzentos homens das forças constitucionalistas. O líder BORGES DE MEDEIROS é preso.
  80 a. nasce a atriz italiana SOPHIA LOREN. SOFIA SCICOLONE nasce numa enfermaria de caridade para mulheres solteiras em ROMA, em 20 de setembro de 1934. Embora seu pai tivesse se recusado a casar com ROMILDA VILLANI, mãe de SOPHIA, ele deu seu sobrenome à filha. Só 18 anos depois ela se tornaria LOREN. Com a mãe, SOPHIA experimentou o cinema por alguns dias, em 1951, como extra nas filmagens de “QUO VADIS” (de MELVIN LE ROY) nos estúdios da CINECITTÀ, mais tarde usado por FELLINI. Depois, participou de alguns “fumetti” – versão italiana das fotonovelas românticas e canastronas – com o nome de SOPHIA LAZZARO. A beleza de SOPHIA LOREN foi descoberta mesmo em um concurso de MISS ROMA. Só que, em vez de estar ao lado das outras moças que concorriam ao título, SOPHIA estava na platéia, com os amigos atores dos “fumetti”. Um dos jurados, o diretor CARLO PONTI – que mais tarde se tornaria seu marido – a convidou para participar de MISS ROMA. Ela ficou em segundo lugar. PONTI, que também descobriu atrizes como ALIDA VALLI e GINA LOLLOBRIGIDA, chegou a pedir que SOPHIA diminuísse o nariz e os quadris para se dar bem com as câmeras, mas ela bateu o pé. E foi justamente esse exagero que a deixou à frente de sua rival, LOLLOBRIGIDA. No primeiro filme como personagem principal, “ÁFRICA SOTTO I MARI”, 1953, entrou com o nome alterado pelo diretor GIOVANNI RICCARDI. De SOFIA SCICOLONE passou a se chamar SOPHIA LOREN – inspirado pelo nome de uma atriz nórdica. O filme foi um fracasso, mas o rosto da atriz chamou a atenção. E PONTI resolveu dar uma força à amante. Em 1954, o diretor VITTORIO DE SICCA deu à SOPHIA um papel em “OURO DE NÁPOLES” porque viu na atriz uma espécie de “animal selvagem, com fogo nas entranhas”. O papel de napolitana explosiva e sensual enfeitiçou o público de tal maneira que ela viria a repeti-lo outras vezes durante a carreira. Para concretizar o sonho de infância, SOPHIA foi para HOLLYWOOD em 1957 para atual no papel de uma espanhola em “ORGULHO E PAIXÃO”, de STANLEY KRAMER. No filme, contracenou com FRANK SINATRA e CARY GRANT – o último, segundo a própria atriz, implorou a ela para que se casasse com ele. Mas nesta época SOPHIA já estava envolvida com CARLO PONTI, casado e 24 anos mais velho. O casal amargaria a acusação de bigamia por um bom tempo, até a absolvição nos anos 1970. Foi o trabalho na ITÁLIA, e não em HOLLYWOOD, que consagrou a atriz. Em 1950, aos 26 anos, fez o papel de uma mãe no filme “DUAS MULHERES”, de VITTORIO DE SICCA. A personagem trouxe a ela lembranças das dificuldades que viveu na infância durante a Guerra, mas também trouxe o prêmio de melhor atriz em CANNES e um OSCAR. E olha que o ano não estava fraco – AUDREY HEPBURN concorria por “BONEQUINHA DE LUXO”, PIPER LAURIE por “O INDOMADO”, GERALDINE PAGE por “O ANJO DE PEDRA” e NATALIE WOOD por “O CLAMOR DO SEXO”. O filme ganhou um remake em 1996, dirigido por DINO RISI e com o título de “MÃE CORAGEM”. O segundo OSCAR viria em 1991 pelo conjunto de sua obra, que incluiu até o genuíno épico hollywoodiano “EL CID”, de ANTHONY MANN. SOPHIA dividia momentos de brilho nas telas com escândalos na vida real. Entre seus bons momentos, estão os filmes dirigidos por VITTORIO DE SICA. Outra parceria fértil aconteceu com o ator MARCELLO MASTROIANNI – muita gente se lembra até hoje da química entre os dois em filmes como “ONTEM, HOJE E AMANHÔ e “MATRIMÔNIO À ITALIANA”. O último trabalho em que o “casal” atuou junto foi “PRET-À-PORTER”, em 1994, do americano ROBERT ALTMAN.
SOPHIA LOREN enfrentou vários problemas com a justiça italiana (pela acusação de bigamia) e com o fisco. Mas o maior mico foi mesmo em 1980, quando SOPHIA ficou presa durante quinze dias e provocou o cancelamento do filme “TIETA”, baseado no livro de JORGE AMADO. Ela seria a personagem-título. Da juventude, SOPHIA LOREN conserva o maridão CARLO PONTI, dois filhos e a beleza imortal – a imprensa italiana costuma compará-la a um CHIANTI. Hoje, 56 anos após sua estréia, não há estrela italiana que se iguale em popularidade.
  73 a. KIEV cai em poder dos alemães, em 20 de setembro de 1941, durante a SEGUNDA GRANDE GUERRA.
  71 a. do desembarque das Forças Livres Francesas na CÓRSEGA, em 20 de setembro de 1943.      
  69 a. nasce o polêmico PC FARIAS, assassinado em 23 de junho de 1996. O famigerado tesoureiro de COLLOR nasceu em 20 de setembro de 1945.
  69 a. MAHATMA GHANDI e PANDIT NEHRU exigem do Congresso Indiano a retirada imediata das tropas britânicas, em 20 de setembro de 1945.
  68 a. do início do I FESTIVAL CINEMATOGRÁFICO DE CANNES, em 20 de setembro de 1946.
  67 a. de uma maré alta, com cinco dias de duração, na ILHA DE HONDO, no JAPÃO, causa a morte e o desaparecimento de praticamente mil pessoas, em 20 de setembro de 1947.
  61 a. nasce ZÉLIA CARDOSO DE MELLO em 20 de setembro de 1953. Ex-ministra da Economia do BRASIL.
  59 a. nasce LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONELL, em PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, filho de MAURITY COELHO CARBONELL e de LÉA KRAEMER CARBONELL. Incorporou às fileiras do Exército em 1º de março de 1974, na Academia Militar das AGULHAS NEGRAS, sediada em RESENDE, RJ. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL da Arma de Cavalaria em 15 de dezembro de 1977, sendo classificado no 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, em PORTO ALEGRE, no RIO GRANDE DO SUL. Cursou a Academia Militar das AGULHAS NEGRAS, em 1977; a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1987; a Escola de Comando e Estado Maior, em 1993; o Estágio de Comunicação Social, em 2000; e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, em 2003, sendo Pós-graduado em Educação e Gestão Executiva, e Doutor em Ciências Militares. Foi instrutor no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de PORTO ALEGRE, em PORTO ALEGRE/RS; e da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, no RIO DE JANEIRO/RJ. Como oficial de Estado Maior, chefiou a 5ª Seção do Comando Militar do Oeste, em CAMPO GRANDE/MS; foi Assistente-secretário do Comandante Militar do Oeste e do Comandante da Escola de Comando e Estado Maior do Exército; Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, Chefe da Seção de Comunicação Social da Brigada HAITI – MINUSTAH, em PORTO PRÍNCIPE, no HAITI; e foi Chefe da Seção de Relações Publicas, Chefe da Seção de Planejamento e Subchefe do Centro de Comunicação Social do Exército, em BRASÍLIA/DF.
Comandou o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em SÃO MIGUEL DO OESTE, em SANTA CATARINA, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada no MATO GROSSO DO SUL, Chefe de Gabinete do Estado Maior do Exército em BRASÍLIA e atualmente como comandante da 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército em CURITIBA.
Foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar – grau Oficial, e Medalha da Ordem do Mérito Militar – grau Grande Oficial; e Medalha do Mérito “GENERAL JOSÉ MARIA CÓRDOVA, expedida pelo Presidente da República da COLÔMBIA; com a Medalha Militar de Ouro; com a Medalha do PACIFICADOR; com a Medalha MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES; com a Medalha do Mérito do Ex-Combatente do Brasil; com a Medalha da VITÓRIA; com a Medalha LARA RIBAS; com a Medalha do Mérito; com a Medalha MARECHAL MACHADO LOPES e com a Medalha das NAÇÕES UNIDAS (MINUSTAH), da ONU e, é casado com a senhora MARIA DA GRAÇA e possui dois filhos, LUIZ FELIPE e LÍVIA.
  56 a. MARTIN LUTHER KING, que lutou pelos direitos civis dos negros nos ESTADOS UNIDOS, é ferido por uma mulher que sofria de problemas mentais, em 20 de setembro de 1958. Ela o esfaqueou durante uma sessão de autógrafos de seu livro “CAMINHANDO PARA A LIBERDADE: A HISTÓRIA DE MONTGOMERY”.
  51 a. das anotações feitas em 20 de setembro de 1963 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 3º - DIA 73º - 14º DIA COMO ASPIRANTE A OFICIAL – 5 ANOS E 108 DIAS NA FORÇA PÚBLICA – 1º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Não consegui dormir bem nessa noite. Sentia-me resfriado e ansioso por começar a nova vida no Batalhão de Guardas. Foi assim que deixei o leito antes das 4 horas. Saí de casa antes das 5 horas, indo tomar o trem das 5:14 horas na estação da INVERNADA. Gostei muito dessa viagem realizada de manhã, onde pude respirar um ar puríssimo e gozar uma manhã morna dessa época do ano.
Num ponto de ônibus depois da JORGE MIRANDA, na Avenida TIRADENTES, encontro-me com os aspirantes BORINI SOARES e AMÉRICO. Vamos então para o BATALHÃO DE GUARDAS. Ali nos apresentamos ao TENENTE-CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS, Comandante dessa Unidade; ao MAJOR ALOÍSIO BORGES, Sub-Comandante. Encontramo-nos com os TENENTES MOACYR DE SIQUEIRA, RUY DARCI, MÁRIO TOLEDO DE CAMARGO, GERALDO SOPHIA, JOÃO BOSCO PASIN, ROCCO D`ANGELO, OLEGÁRIO, todos nossos contemporâneos da Escola de Oficiais. Conhecemos o CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO, sujeito brincalhão, alegre, que muito se divertiu conosco. Conhecemos também o CAPITÃO HÉLIO e outros oficiais do BATALHÃO DE GUARDAS como os TENENTES PLÍNIO VAZ, FLÁVIO VAZ, HIGINO, FERNANDES e outros.
Às 6:30 horas temos o início do expediente. Inicialmente o MAJOR ALOÍSIO BORGES coloca o BORINI SOARES na Tesouraria, com o 2º TENENTE FLÁVIO VAZ; o AMÉRICO na 2ª Companhia e eu na Secretaria, com o 2º TENENTE HIGINO. Faríamos um estágio inicialmente. O PINHO fora classificado no BATALHÃO DE GUARDAS, mas erradamente. Hoje já foi consertado o erro e irá para o 1º Batalhão Policial “TOBIAS DE AGUIAR”, enquanto que o ASPIRANTE ANTÔNIO CARLOS MENDES virá para o BATALHÃO DE GUARDAS.
Já temos a escala de serviço. Iremos concorrer à escala de prontidão, sendo que amanhã entrará o BORINI SOARES; no domingo entrarei eu e na segunda-feira o AMÉRICO VICTOR SALVATO. Pensava que o TENENTE GERALDO SOPHIA iria me amolar nesse primeiro dia, mas nada houve de anormal. Não houve nem aproximação. Estive também na tesouraria e aprendi muita coisa com o 2º TENENTE FLÁVIO VAZ. Tudo é novidade para mim e andei percorrendo quase todo o BATALHÃO DE GUARDAS, aproveitando ao máximo esse primeiro dia na nova Unidade.
Conheço diversas praças desse quartel, como por exemplo o SOLDADO JÚLIO, que toma conta do cinema, e que foi meu alunos em anos posteriores; o SOLDADO LEÃO, irmão do SARGENTO LEÃO, que é do mesmo tempo de praça que eu. Assim transcorre o 20 de setembro no BATALHÃO DE GUARDAS. Às 13 horas temos uma reunião de oficiais e logo em seguida a liberação. Despeço-me dos oficiais e assim deixo o BG encaminhando-me para o ponto de ônibus.
Chego em casa quase às 14 horas. Precisava descansar nesta tarde porque sentia a necessidade disso. À tardinha, recebo a visita do ASPIRANTE NILSON GIRALDI. Meu colega casou no CEARÁ e já retornou para SÃO PAULO, residindo agora na VILA AURORA, não muito distante de minha casa. Vem ele em meu lar para saber as novidades do BATALHÃO DE GUARDAS porque sua apresentação será efetuada somente após o gozo da gala, que se dará na terça-feira vindoura.
Dou aula nessa noite, mas antes passo pela casa do Aluno Sargento JOSÉ CARCAN que está estudando as matérias que lhe foram ministradas nesses primeiros dez dias de escola.
Durante a noite assisto: CLUBE DOS ARTISTAS, no canal 4; QUANDO MENOS SE ESPERA, no canal 2 e outros programas. Escrevo este diário até pouco mais de 23 horas.     
  50 a. das anotações feitas em 20 de setembro de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 73º - 6 anos e 108 dias na FORÇA PÚBLICA - 120 dias como 2º TENENTE - 2º ano no BATALHÃO DE GUARDAS
Nesta manhã continuo lendo o famoso romance de VICTOR HUGO - OS MISERÁVEIS. Estou justamente na parte em que MÁRIO enfrenta a miséria, após sair da casa de seu avô. Com perseverança e, sofrendo três anos de martírio, MARIO consegue de fixar e ter um ordenado regular. Vem aí a conhecer uma linda moça, pela qual se apaixona. Perde-a de vista depois de seis meses e, quando a encontra, é uma situação difícil, na casa dos miseráveis GRANDETTES.
Este é um domingo sossegadíssimo. À tarde iria ouvir o "derby" futebolístico CORINTHIANS E SANTOS - luta entre o líder e o vice-líder do campeonato paulista de 1964. Acontece que, aos 7 minutos do primeiro tempo, cai uma parte das arquibancadas do Estádio de VILA BELMIRO e o jogo é suspenso. Nesta tarde o SÃO PAULO perde de 4 a 2 em PRESIDENTE PRUDENTE, derrotado que foi pela equipe da PRUDENTINA.
À noite, somente programas de televisão.   
  46 a. do assassinato do soldado da FORÇA PÚBLICA, ANTÔNIO CARLOS JEFFERY, para roubarem uma metralhadora, em 20 de setembro de 1968. Aconteceu na porta da Companhia Escola do CORPO DE BOMBEIROS, no BARRO BRANCO, onde JEFFERY estava de serviço. Os criminosos estavam num volks bordô e fizeram cinco disparos contra a vítima. Depois, apanharam a metralhadora e fugiram, em alta velocidade, em direção ao bairro SANTA INÊS. JEFFERY entrou de plantão à 1 hora de 20 de setembro de 1968, em substituição ao soldado DALMIRO DE LA ROSA. Meia hora depois, ele morria. Oficiais da FORÇA PÚBLICA ficaram revoltados com o crime. Assim também os soldados e graduados do CORPO DE BOMBEIROS. Foi instaurado um IPM que seria presidido pelo CAPITÃO GASPARINI.  Às 5 horas, o controle geral da RP recebeu informações da viatura 320 de que dois elementos estavam num volks bordô, no JARDIM PERI. Em menos de trinta minutos, dezenas de viaturas foram mobilizadas naquela área e também na zona da VILA NOVA CACHOEIRINHA e VILA BRASILÂNDIA. Duas horas mais tarde, um carro foi apreendido. Era ocupado por dois rapazes, que não seriam os elementos procurados. Foram levados para o DEIC para serem submetidos a interrogatórios. Eis a mensagem do secretário da Segurança Pública, HELY LOPES MEIRELLES: “A Secretaria da Segurança Pública cumpre o doloroso dever de comunicar a todos os integrantes dos órgãos policiais o bárbaro e covarde homicídio praticado nesta madrugada, contra o soldado-aluno ANTÔNIO CARLOS FEFFERY, da Escola do Corpo de Bombeiros do BARRO BRANCO, quando no cumprimento do dever se achava de sentinela. O féretro sairá hoje, às 16 horas, do antigo prédio da Assembléia, onde se acha instalado provisoriamente o quartel central do Corpo de Bombeiros, com destino a SANTOS, onde será sepultada a vítima, a pedido de sua família. Determino seja suspenso o expediente em todas as dependências da Pasta, a partir das 15horas, a fim de que os servidores de toda a Polícia possam prestar as últimas homenagens póstumas a mais este policial que tomba no cumprimento do dever”.    
  44 a. do 1o. BPMM, criado em 20 de setembro de 1970.
  43 a. falece GEORGE SEFERIS, escritor e diplomata grego, em 20 de setembro de 1971. Prêmio NOBEL de LITERATURA, em 1963.
  42 a. uma plantação de maconha foi encontrada na fazenda de PAUL e LINDA McCARTNEY, na ESCÓCIA, em 20 de setembro de 1972.
  40 a. falece FREI JOSÉ DE GUADALUPE MOJICA, em 20 de setembro de 1974.
  40 a. o furacão FIFI, com ventos de até 208 km/h, causa a morte de dez mil pessoas, em HONDURAS, no dia 20 de setembro de 1974. Causou danos também a mais 350 mil pessoas e a perda de 60 por cento das riquezas do país.
  39 a. falece SAINT-JOHN PERSE, escritor francês, Prêmio NOBEL em 1960. Morre no dia 20 de setembro de 1975.
  35 a. das seguintes anotações do dia 20 de setembro de 1979: "CORONEL RIGONATTO quer os prospectos do carro protótipo de choque, da CIMASA. Faço contatos com a 4ª EM/PM, a fim de obter esses dados. O GENERAL MILTON TAVARES DE SOUZA, Cmt do II EXÉRCITO, visita o Quartel do Comando Geral. O 3º BPChq forma defronta o QCG. A partir das 11 horas tenho de fazer levantamentos junto ao Sindicato dos Metalúrgicos (7º TS). O PM NEGRETTI vai levar LUCINDA, ESMERALDA e MARIA para tomar injeções na ÁGUA RASA. JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS é o novo Presidente de ANGOLA. Na ITÁLIA - UMBRIA - terremoto mata cinco pessoas e deixa mil desabrigadas. KHOMEINI manda uma tropa de elite para esmagar os rebeldes curdos. EUA X URSS, reações abaladas por causa de LEONID e VALENTINA KOSSLOV, casal de bailarinos. Instalação do TELECOM 79 em GENEBRA-SUÍÇA. Extradição de GUSTAV FRANZ WÁGNER - negado o pedido alemão pelo STF. Projeto de Defesa do Consumidor. Criada a Agência Brasileira de Notícias. Aniversário de EDUARDO GOMES. Cai BOKASSA I na REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA." 
  35 a. assassinado PIERRE GOLDMAN num bairro burguês de PARIS, ao lado do Hospital da CRUZ VERMELHA, em 20 de setembro de 1979. PIERRE GOLDMAN teve a fúria de viver dos personagens de JACK LONDON e a solidão dos heróis de SCOTT FITZGERALD Amou as bebedeiras e dançou rumbas nos cabarés da HAVANA fidelista. Nasceu na LYON ocupada pelos nazistas em 22 de junho de 1944.
  34 a. do casamento da CÉLIA e nascimento de sua filha ARIANA. CÉLIA é sobrinha da LUCINDA, filha de Dona DEOLINDA e Sr. ABÍLIO (falecido). O casamento da CÉLIA e o nascimento de ARIANA foram em 20 de setembro de 1980, isto é, a mãe casou e a filha nasceu no mesmo dia.
  34 a. falece WALDIR AZEVEDO, no dia 20 de setembro de 1980. Nasceu em 27 de janeiro de 1923, no bairro carioca de PIEDADE. Gravou, compôs e tocou – com seu inigualável cavaquinho – canções como “BRASILEIRINHO”, “DELICADO” e “MINHAS MÃOS, MEU CAVAQUINHO”. Entre chorinhos, valsas e baiões, ele teve 132 músicas gravadas. Fez sucesso também no JAPÃO, na ALEMANHA e nos ESTADOS UNIDOS. Um disco de PERCY FAITH e sua orquestra, com a faixa “DELICADO”, vendeu um milhão de cópias. Participou de um programa da BBC, de LONDRES, transmitido para 52 países. Uma praça com seu nome fica no bairro da LAPA.
  33 a. ANDRÉ BANKOFF nasceu em CAMPINAS, no dia 20 de setembro de 1981. Fez uma participação no longa “POR STAR” em 2000. Esteve na minissérie “MAD MARIA” (2005) e na novela “BANG BANG” (2005). Interpreta o JUBA, de “BICHO DO MATO”, em 2006.
  32 a. das inundações na GUATEMALA e em EL SALVADOR, onde morreram mais de 500 pessoas, em 20 de setembro de 1982.
  30 a. da entrega do Informe SÁBATO ao presidente ALFONSÍN, em 20 de setembro de 1984, dizendo que 8.961 pessoas desapareceram, na repressão política do regime militar, que governou a ARGENTINA entre março de 1976 e dezembro de 1983.
  27 a. das anotações em 20 de setembro de 1987, domingo. Meu cunhado JOSÉ, casado com a irmã da LUCINDA, dona ESMERALDA, chega cedo para continuar o trabalho iniciado em casa, a colocação do piso na sala.
O CABO AMILTON vem me buscar com a viatura COMANDO ANCHIETA para mais um trabalho de fiscalização. São mais de 8 horas quando chego no quartel e o oficial que vou substituir não me esperou. Nada há para fazer. Com alguns elementos do reservado: ANTÔNIO PAIXÃO, ALMERINDO, AMAURI, assisto o GRANDE PRÊMIO DE PORTUGAL, no circuito do ESTORIL. A largada é problemática. Quatro carros se chocam após uma “fechada” de SATORU NAKAJIMA em cima de DEREK WARWICK. Há uma segunda largada. GERHARD BERGER corre muito bem e merecia ser o campeão. Faltando duas voltas ele erra o traçado e ALAIN PROST vence a prova. O francês bate o recorde de campeões em Fórmula 1 ao vencer pela 28ª vez. O segundo é GERHARD BERGER; 3º NELSON PIQUET; 4º TEO FABI; 5º STEFAN JOHANSSON; 6º EDDIE CHEEVER; 7º AYRTON SENNA. A volta mais rápida foi de GERHARD BERGER, estabelecendo novo recorde para o circuito: 1 minuto, 19 segundos e 282 milésimos. PIQUET é quase campeão do mundial de pilotos. Tem 67 pontos; AYRTON SENNA 49; NIGEL MANSELL 43; PROST 40. Restam quatro voltas: ESPANHA (27 de setembro) ´MÉXICO (18 de outubro) – JAPÃO (1º de novembro) e AUSTRÁLIA (15 de novembro).
Assisto à tarde: SÃO PAULO x BAHIA, jogo transmitido diretamente da FONTE NOVA, em SALVADOR, pela GLOBO. O marcador final é de 1 a 1 (ZÉ TEODORO aos 20 minutos do 1º tempo para o SÃO PAULO e BOBÓ, aos 27 minutos do 1º tempo para o BAHIA). Outros resultados: SANTA CRUZ 0 x CORITIBA 0; BOTAFOGO 1 x FLUMINENSE 1; GRÊMIO 0 x CRUZEIRO 0; ATLÉTICO MINEIRO 0 x INTER 0; FLAMENGO 2 x VASCO 1; PALMEIRAS 0 x SANTOS 0.
Regresso a GUARULHOS às 19:15 horas numa noite sofrível, com muito frio e chuvisqueiro. O PAPA JOÃO PAULO II encerra sua visita de dez dias aos ESTADOS UNIDOS e CANADÁ, com um pronunciamento em FORT SIMPSON.       
  24 a. unificadas as ALEMANHAS ORIENTAL e OCIDENTAL, em 20 de setembro de 1990.
  24 a. do almoço no BOMBORDO, com oficiais do CPAM-4, no dia 20 de setembro de 1990.
  23 a. transf. reserva: CORONEL PM MARCO AURÉLIO MARTINS FERNANDES, em 20 de setembro de 1991.
  22 a. JORNAL DA TARDE na edição de 20 de setembro de 1992 publicava que grandes manifestações pelo impeachment do presidente FERNANDO COLLOR aconteceram no país. Na Avenida PAULISTA, 100 mil jovens haviam se reunido para protestar e no VALE DO ANHANGABAÚ 650 mil pessoas também haviam se reunido para pedir a saída de COLLOR. Além disso, a edição mostrava o perfil dos freqüentadores do PARQUE DO IBIRAPUERA.
  21 a. nascimento de ROMÁRIO DE SOUZA FARIA FILHO, filho do jogador do VASCO, ROMÁRIO. ROMARINHO nasceu em 20 de setembro de 1993. Nesse dia o BRASIL jogou contra o URUGUAI pelas eliminatórias da COPA DO MUNDO e ROMÁRIO fez os dois gols brasileiros na vitória por 2 a 0. O BRASIL jogou com TAFFAREL; JORGINHO, RICARDO ROCHA, RICARDO GOMES e BRANCO; MAURO SILVA, DUNGA, RAÍ e ZINHO; BEBETO e ROMÁRIO.
  21 a. das moedas de CR$5,OO e de CR$10,00, lançadas em 20 de setembro de 1993.
  20 a. da confirmação das denúncias feitas pelo ex-informante da polícia, JOSÉ GONZAGA MOREIRA, de 50 anos, o “ZEZINHO DO OURO”, que disse à Justiça paulista que 47 delegados e investigadores estavam envolvidos em corrupção, abrindo uma crise, em setembro de 1994, sem precedentes na Polícia Civil de SÃO PAULO. Garantiu ele que o banqueiro do bicho IVO NOAL era quem mandava na polícia paulista. “Ele paga propinas para os policiais e em troca pode decidir onde e quando deve ser aberto inquérito contra alguém é pego fazendo o jogo do bicho”, garantiu ZEZINHO DO OURO. o fato aconteceu em 20 de setembro de 1994.
  18 a. da participação do Cel. ARY CANAVÓ, então PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, nas festas de PORTO ALEGRE –   GUERRA DOS  FARRAPOS, em 20 de setembro de 1996.
  17 a. das seguintes anotações em 20 de setembro de 1997: neste sábado JACQUES VILLENEUVE é o Pole Position para o GP DA ÁUSTRIA, circuito de ZELTWEG. Faz a oitava pole de sua carreira na Fórmula 1. Ao seu lado sairá MIKA HAKKINEN. O líder do mundial de F1, MICHAEL SCHUMACHER, está em nono lugar. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO faz o quinto tempo.
Uma senhora, deficiente física, antiga colega da MARLENE no primeiro grau de ensino, aparece pela manhã em casa. Necessita de um carro hidramático e se propõe a comprar o SANTANA através de uma agência. O preço que dou pelo carro é de cinco mil reais, sem contra oferta. Fica de verificar, junto à agência, como efetivar o negócio.
Este é um sábado chuvoso, frio, bastante desagradável. Na biblioteca, arrumo em caixas de papelão alguns livros. Leio o JORNAL DA TARDE, cuido de meus arquivos e, ao longo do dia, releio os anos de 1993 a 1996 (20 a 26 de setembro). Na tarde, acompanho o Campeonato Brasileiro: SÃO PAULO 3 x VITÓRIA 1; CORITIBA 3 x CRICIÚMA 2; FLAMENGO 0 x BRAGANTINO 0; JUVENTUS 0 x CRUZEIRO 0.
Na noite, assisto a derrota corintiana, em PORTO ALEGRE, para o GRÊMIO, por 2 a 0. Dificilmente o CORINTHIANS irá se classificar entre os oito times que passarão para a segunda fase, muito embora ainda tenha 11 jogos pela frente. O VASCO goleia o PARANÁ por 4 a 1.
GUSTAVO KUERTEN e JAIME ONCINS vencem o jogo de duplas contra a NOVA ZELÂNDIA (BRETT STEVEN e ALISTAIR HUNT) e garantem a vaga no Grupo Mundial da TAÇA DAVIS, em 1998.
Ontem à noite, um grupo de homens armados disparou vários tiros contra algumas pessoas, na frente de uma banca de jornal, na Avenida NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, em GUARULHOS. Duas das vítimas morreram e outras cinco ficaram feridas.
O dia seguinte da OPERAÇÃO “METRÓPOLE”, que “inaugurou” o novo Comando da PMESP, foi marcado por forte chuva e um contingente de PMs nas ruas reduzido a menos da metade. Na estréia da operação, ontem, organizada pelo novo comandante-geral da PM, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, 8.642 policiais militares saíram às ruas e abordaram mais de quinze mil pessoas. Hoje, o policiamento voltou ao normal: 3900 homens e 1.117 viaturas na GRANDE SÃO PAULO.   
  16 a. do atentado em KABUL–AFEGANISTÃO - (TRÊS MÍSSEIS lançados por forças de AHMED SHAD MASSUD num mercado), em 20 de setembro de 1998. Outras anotações neste domingo: JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA vai hoje para PERUÍBE. Fará a reforma de uma casa de campo. Com isso, as obras em nossa residência sofrem uma parada. Não vou à POÁ neste domingo frio e chuvoso. Prefiro colocar em dia o meu arquivo, coisa que se atrasou com a doença e a morte de meu filho MARIO. Aos poucos, vou conseguindo organizar tudo isso e, ao mesmo tempo, recuperar-me desse terrível acontecimento. Pelo campeonato brasileiro, a PORTUGUESA goleia o SÃO PAULO por 7 a 2. Outros resultados: PALMEIRAS 3 x VITÓRIA 2; SANTOS 4 x FLAMENGO 1. VIOLA fez 3 gols e agora é parceiro de MARCELINHO CARIOCA na artilharia com 11 gols; GUARANI 2 x GOIÁS 2; JUVENTUDE 1 x INTERNACIONAL (RS) 1; SPORT 5 x GRÊMIO 0; AMÉRICA MINEIRO 0 x ATLÉTICO MINEIRO 2. O CORINTHIANS lidera com 32 pontos. Em segundo lugar está o SANTOS com 28 pontos. Em terceiro aparece o SPORT RECIFE com 27 pontos. Em quarto vem a PORTUGUESA com 25 pontos. O PALMEIRA está em quinto com 21 pontos. O INTERNACIONAL é o sexto colocado com 19 pontos. O CORITIBA é o sétimo com 18 pontos.
O mineiro RONALDO DA COSTA venceu hoje a MARATONA DE BERLIM com a melhor marca da história para a prova. Ele cobriu os 42.195 metros do percurso em 2 horas 6 minutos 5 segundos, superando em 45 segundos o tempo do etíope BELANYEH DENSIMO.
Assassinada a economista MARIA CHRISTINA SANCHEZ, de 29 anos, com um tiro no peito por um dos dois ladrões que tentaram roubar seu FIAT, em PERDIZES.
Em CABUL, no AFEGANISTÃO, num mercado popular, 180 pessoas foram atingidas durante a explosão de três mísseis lançados pelas forças de AHMED SHAD MASUD, adversárias dos telebans.   
  15 a. falece RAISSA GORBATCHEV, em 20 de setembro de 1999. RAISSA era esposa do ex-presidente da URSS, MIKHAIL GORBACHOV.
  15 a. do TERREMOTO em TAIWAN, em 20 de setembro de 1999. Outras anotações nesta segunda-feira: dois eventos estão exigindo maiores atenções nesta semana que está se iniciando: - a participação do MMDC na festa do 88º aniversário do Centro Odontológico (a data é 25 de setembro, mas será comemorada na sexta-feira, dia 24) e as solenidades do 67º Aniversário da Cessação das Hostilidades no Movimento Constitucionalista de 32, a serem realizadas no dia 2 de outubro.
Mantenho contato telefônico com o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Ele irá assinar os convites para as autoridades externas, quanto ao 2 de outubro. O CORONEL PM GUIMARÃES, encarregado das Medalhas, acha que o senhor MARCONDES também deverá assinar os diplomas. Converso ainda com o MAJOR PM JOEL e com o TENENTE HERNANDEZ sobre o assunto “dois de outubro”.
PASSOS vai dar uma aula na VILA OLÍMPIA para o pessoal do cartório daquele bairro. Elaboro uma carta para o advogado D´URSO, da OAB/SP solicitando o empenho no aumento da Pensão Especial dos veteranos de 32.
Ao passar pela Rua TABATINGUERA, observo a reforma de um prédio onde antigamente estava instalada uma agência do BRADESCO. Em setembro, esse prédio está sofrendo uma total modificação para ser a sede da GAFISA.
Um terremoto de 7,6 graus na escala RICHTER sacudiu na madrugada a ilha de TAIWAN. Fala-se m mais de quatrocentos mortos, milhares de desabrigados e elevados danos materiais. O tremor, considerado o mais forte dos últimos 30 anos, derrubou um hotel de 12 andares e 78 apartamentos em TAIPÉ, além de outros edifícios.
Vítima de leucemia, RAISA GORBATCHEV, mulher do líder russo MIKHAIL GORBATCHEV, morreu hoje no hospital UNIVERSITÁRIO DE MUENSTER, na ALEMANHA. Ela estava internada desde 25 de julho.
Cinqüenta e um soldados brasileiros deixaram hoje o País, rumo à AUSTRÁLIA para integrar a INTERFET. O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e a primeira dama RUTH CARDOSO estiveram presentes ao embarque da tropa na base aérea de BRASÍLIA. Os soldados permanecerão no TIMOR LESTE por um prazo de quatro meses.
Cumprimento, por telefone, o SARGENTO PM Ref TOMAZONNI, da CASA VERDE, pelos seus 71 anos. Ele trabalhou comigo na 1º Companhia do 9º BPMM nos anos 1977/1978. Diz ele que faleceu, há uns 3 meses, o MAJOR PM Ref GUARINO, veterano da 2ª Grande Guerra. Administrou o Cemitério de PISTÓIA durante alguns anos, após a guerra.            
  14 a. nas OLIMPÍADAS DE SYDNEY: o BRASIL vence o JAPÃO no futebol, por 1 x 0, gol de ALEX, classificando-se para as quartas de final, em 20 de setembro de 2000.
  14 a. da condenação de JOSÉ FERNANDES NETO, o ex–PM acusado de participar da CHACINA DA FAVELA DE VIGÁRIO GERAL, no RIO, a 45 anos de prisão. A chacina ocorreu em 30 de agosto de 1993, onde morreram 21  pessoas. A condenação data de 20 de setembro de 2000.
  14 a. em que o MST decidiu deixar a frente da FAZENDA CÓRREGO DA PONTE, de propriedade dos filhos do Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, em BURITIS (MINAS GERAIS), em 20 de setembro de 2000.
  14 a. em que a SELEÇÃO BRASILEIRA DE VÔLEI masculino, campeã olímpica em 1992, derrotou a HOLANDA por 3 a 0, em SYDNEY. GUSTAVO KUERTEN avançou para as oitavas-de-final do torneio olímpico de tênis. Derrotou o alemão RAINER SCHUTTLER. O BRASIL venceu o JAPÃO por 1 a 0, gol de ALEX, classificando-se para as quartas-de-final do futebol, em SYDNEY. No JUDÔ, CARLOS EDUARDO HONORATO consegue a segunda medalha de PRATA para o BRASIL, em 20 de setembro de 2000.
  14 a. da ocorrência em que uma quadrilha armada de espingardas calibre 12, escopetas e pistolas espalhou pânico e medo no FÓRUM DE ITAQUERA, ao resgatar o preso ANAÍLTON DE OLIVEIRA NUNES. Um PM foi baleado e um dos integrantes da quadrilha acabou preso. O vigilante da PROTEGE, VALDÊNIO DE OLIVEIRA PIMENTEL, roubou o carro-forte que dirigia e fugiu levando um milhão e setecentos mil reais. Abandonou o blindado na rua LUÍS COELHO, no dia 20 de setembro de 2000.
  14 a. da piora do estado de saúde do violonista e compositor BADEN POWELL, de 63 anos, internado desde o dia 23 de agosto na Unidade de Tratamento Intensivo da Clínica SOROCABA, em BOTAFOGO, zona sul do RIO. Estava com problemas de coagulação e septicemia. Respirava por aparelhos, com sessões diárias de hemodiálise, recebendo alimentação por sonda, em 20 de setembro de 2000.
  14 a. em que foi ENCONTRADO MORTO na sauna de seu apartamento em MOSCOU, GHERMAN TITOV, de 65 anos, o segundo astronauta russo a entrar  em órbita da TERRA, em 7 de agosto de 1961. TITOV foi asfixiado por monóxido de carbono, em 20 de setembro de 2000.

ACONTECEU  EM  20 DE SETEMBRO DE 2001    :     -   QUINTA-FEIRA
SÃO JOÃO CARLOS CORNAY é o santo do dia de hoje. Nasceu na cidade de LOUDUN, na FRANÇA, em 28 de fevereiro de 1809. Estudou em seminários até ingressar no seminário das Missões Estrangeiras de PARIS. No ano seguinte, rumou para HANÓI, VIETNÃ. Lá, foi preso e acusado de preparar uma insurreição armada, organizada por moradores que não gostavam de sua presença. Foi executado em 1837, enforcado e esquartejado.

Continua a confusão na Praça JOÃO MENDES. Prossegue o movimento grevista dos funcionários do Judiciário Estadual. Melhora a temperatura. Está terminando o inverno. No MMDS, fico sabendo que MÁRIO MARGARIDO foi dar aula na CRUZ AZUL. ELÁDIO vai ajudá-lo. Estamos introduzindo no programa de palestras o assunto TERRORISMO e as ramificações para seqüestros e danos públicos.
Mantenho contato com o MAJOR PM COSTA, na DAMCO. Trata-se de acertar ainda a lista definitiva dos recipiendários para 2 de outubro. CORONEL PM MENDES vem ao MMDC. Está se recuperando de uma virose estomacal. Conta que na sua casa ficaram doentes sua esposa OÇAINE, sua filha SANDRA e um outro filho. Visita-nos o ARIOVALDO CHACUR. Recebe o Oficio de Outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA. Será um dos agraciados em 2 de outubro. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA vem também à Sociedade. Assina documentos referentes ao evento da 69ª comemoração da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32.
ALEXANDRE, nosso associado, conta-me, por telefone, que perdeu o dedo naquele acidente com a aliança. Ele ficou praticamente pendurado quando a aliança enganchou num ferro num acidente caseiro. Agora já se recuperou e irá reiniciar suas atividades.

O PRESIDENTE DOS EUA, GEORGE W. BUSH, determinou que todas as tropas do Exército do pais estejam prontas para agir imediatamente. Navios de guerra, com tropas e tanques, deixaram o país rumo ao Mediterrâneo. Mais de 300 caças já estão posicionados no GOLFO PÉRSICO. As autoridades americanas não vão esperar que os talebans peçam para OSAMA BIN LADEN, deixe o AFEGANISTÃO.
  
A BRASILEIRA FLORA ROSEMBAUM BALAZS, de 55 anos, vítima de atentado terrorista na região central de JERUSALÉM em 9 de agosto, voltou hoje ao BRASIL e fez um apelo pela paz: "os homens estão com muita maldade no coração", desabafou ao desembarcar no aeroporto Internacional de Guarulhos. Sua volta foi antecipada porque a família teme a deflagração de uma possível guerra.

RAMEZ TEBET foi eleito presidente do Senado. Vai substituir JADER BARBALHO. Dólar bate novo recorde no REAL e fecha em R$2,762.

Campeonato Brasileiro: SÃO PAULO 1 x CORITIBA 0.

PAULO ISHIKAWA, marido da MARGARIDA, interna sua mãe, TAKE ISHIKAWA, de 85 anos, no Hospital SÃO JOSÉ, do BRÁS, com derrame cerebral. Um edema deixa-a em perigo de vida.

2 002  :  -
Com muito calor nesta manhã, temperatura passando dos 25 graus, retorno ao Hospital DANTE PAZZANESI, onde estão: ELÁDIO, OREZ e o veterano MANUEL, que voltou a si, depois de horas sem se pronunciar, para protestar, de forma violenta, contra o tratamento (tem alucinações periódicas). Medicado, retornou ao estado letárgico. Seu estado de saúde é deplorável.
Deixo o DANTE PAZZANESI, quase às 11 horas. Na entrada, cruzo com o CORONEL Res. ROBERTO SALGADO, primo do Cel. ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA. Ele, por ter sofrido um infarto, faz tratamento fisioterápico duas vezes por semana. Fala sobre o “ROCHINHA’, meu companheiro de bancos escolares da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Comigo estão OREZ e o ELÁDIO. Mais tarde, com CRISTIANO e RONALDO, vamos almoçar na Associação dos Oficiais da Reserva, onde tratamos de assuntos de nossos interesses.
Já na Sociedade, com o tempo mudando bruscamente e caindo violenta chuva, recebo a visita do GENERAL BUENO. Apesar de vários telefonemas que recebemos, conseguimos encerrar a minuta do relatório sobre a reforma do Monumento–Mausoléu, conforme quer o Comandante Geral, presidente nato do CONSELHO SUPREMO, para a reunião de 26 de setembro.
Chega então um calhamaço de papéis sobre esse assunto que o Coronel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES manda para a SOCIEDADE. Com surpresa, vemos que uma carta do Coronel ARY CANAVÓ, datada de 17 de setembro, acompanha o “dossiê” do Quartel do Comando Geral. Até então desconhecíamos o pronunciamento do ex–presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O interessante é que a maneira de redigir o documento não é própria do Coronel CANAVÓ. Alguém fez essa carta para ele. Além disso, esse alguém tinha conhecimento do que foi discutido na reunião da Diretoria Executiva de 30 de agosto. Isso significa dizer que temos um espião entre nós. Não fica difícil adivinhar que esse traidor é o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO, amigo de longa data do Cel. ARY CANAVÓ. O GENERAL BUENO tem a mesma idéia porque muita coisa discutida por nós em reunião de Diretoria chegou até ao conhecimento da NESTLÉ/NESCAU. O GENERAL BUENO liga para o Sr. MARCONDES e conta o que sabe sobre essa perigosa situação do MMDC. Fica então marcada uma reunião secreta na casa do Sr. MARCONDES.
Pouco depois das 16 horas, estamos reunidos com o presidente, em seu apartamento. Dona JÚLIA, esposa do Sr. MARCONDES, mostra-se assustada com os desdobramentos que vamos tendo com o restauro do Monumento Mausoléu. A advogada MARIA HELENA comparece logo em seguida. Várias medidas são anunciadas e deverão ser realizadas na semana que vem, culminando no dia 26, quando se reunirá o CONSELHO SUPREMO.
Entramos em contato com o delegado de polícia titular do 36º Distrito Policial, que tem a jurisdição pela área do Monumento–Mausoléu, doutor MÁRCIO LUIZ MORAES BARROS DE CAMPOS, marcando uma audiência para as 10 horas de segunda–feira, dia 23. O presidente levará ao conhecimento da autoridade policial a ameaça do IPH no sentido de obrigar a saída da NESTLÉ/NESCAU da reforma do Monumento, a fim de entrar a firma escolhida pelo “inimigo”. Isso veio ontem, em documento do IPH, sob a forma de ameaça: “....solicitamos retirar do local, o mais rápido possível, a placa de obra e o contêiner da Empresa Restauro e Produções Culturais – Cia do Restauro, a fim de darmos início as ações para restauro desse Monumento”. O desespero do IPH é grande. Há apelações para todos os lados. Deve haver um superfaturamento muito importante, com lucros ilegais para algumas pessoas, pois a apelação chega às raias do desespero. Decidimos interditar o Monumento Mausoléu à visitação pública. Dou essa ordem, por telefone, para o CABO MISAEL, que se encontra de serviço na segurança do mesmo. 
Vamos deixar a casa do Sr. MARCONDES depois das 20 horas. Com um engarrafamento anormal do trânsito, vou chegar tarde em GUARULHOS. Mesmo assim, registro nas minhas memórias os principais pontos abordados nesta sexta–feira.      

A chuva de hoje provocou recorde de congestionamento na cidade de SÃO PAULO. Às 19 horas foram registrados 198 km de lentidão nas ruas e avenidas com 20 pontos de alagamento, mas apenas três intransitáveis. Até então, o maior índice do ano tinha ocorrido em 10 de maio, quando blitze em vários pontos da Capital causaram 192 km de congestionamento. O trânsito foi ruim também pela manhã, quando foram registrados 140 km de lentidão – o terceiro maior número do ano no horário.

A chuva não afugentou o público no primeiro dia de visitação à desativada CASA DE DETENÇÃO. Crianças, jovens e idosos começaram a se aglomerar às 12 horas em frente ao portão principal no número 2.630 da avenida CRUZEIRO DO SUL. Os organizadores não esperavam tanta gente e houve princípio de tumulto por falta de monitores.

Trezentos e trinta e cinco novas policiais de segunda classe se formaram hoje e devem começar a trabalhar no policiamento ostensivo preventivo da cidade de São Paulo. A formatura foi no VALE DO ANHANGABAÚ e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO. A turma “Governador MÁRIO COVAS” teve como paraninfo a ex–primeira dama LILA COVAS, mulher do ex–governador, que morreu em março de 2001. As novas PMs passaram por um curso de doze meses no Centro de Formação de Soldados “Coronel Assumpção”, sob o comando do Coronel CLODOMIR RAMOS MARCONDES.

MORREU, na madrugada, a atriz NÉA SIMÕES, aos 79 anos. NÉA trabalhou em diversas novelas desde 1950 quando foi inaugurada a televisão no BRASIL.  Dentre elas : ANTÔNIO MARIA (TV TUPI, 1968); PINGO DE GENTE (TV RECORD, 1971) e O JULGAMENTO (TV RECORD, 1976), além da minissérie RABO DE SAIA. Nos últimos anos, o trabalho mais conhecido de NÉA foi a atuação no filme UM CHÃO DE ESTRELAS, de TATA AMARAL. Por seu desempenho, ela recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Florianópolis. A atriz também trabalhou em radionovelas que fizeram história como O DIREITO DE NASCER. No cinema, atuou em A MULHER QUE INVENTOU O AMOR, A VOLTA DE GERÔNIMO NA TERRA DOS HOMENS.

O PM VANILDO DA SILVA, de 41 anos, foi baleado ontem à noite, quando andava com a mulher pela Estrada Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK de OLIVEIRA, no BAIRRO DOS PIMENTAS, em GUARULHOS. Estava à paisana quando foi cercado por dois rapazes, que atiraram várias vezes. O PM foi levado para o Hospital TIDE SETÚBAL, onde permanece internado, em estado grave.

Quatro pessoas foram assassinadas em CAMPINAS, na sétima chacina do ano nesta cidade. Às 21 horas, dois homens invadiram uma casa do JARDIM FERNANDA I e executaram três homens e uma mulher. No local estava acontecendo uma churrascada. Os bandidos mataram a tiros a dona da casa, GIRLEIDE MARIA DE ALMEIDA, seu irmão RUBENS ANTÔNIO DE ALMEIDA, a mulher dele ELIETE BATISTA DA SILVA e MÁRCIA OLIVEIRA LIMA.

O candidato a governador de SÃO PAULO pelo PTB, ANTÔNIO CABRERA, sofreu um acidente de carro, quando viajava de SÃO PAULO para ARARAQUARA, onde participaria de uma atividade de campanha. A caminhonete S 10 em que ele estava, acompanhado da mulher, ÂNGELA CABRERA, e do motorista CARLOS TROIJO, capotou depois de rodopiar na pista sentido interior da Rodovia dos Bandeirantes, na altura do km 44. Nenhum dos ocupantes do veículo sofreu ferimentos.

A Justiça decretou a indisponibilidade de bens dos ex–prefeitos PAULO MALUF e CELSO PITTA, acusados de improbidade administrativa pelo suposto desvio de 68 milhões e setecentos mil reais da Taxa de Combate a Sinistros – verba carimbada e destinada exclusivamente à prevenção de incêndios. A decisão foi tomada em caráter liminar pelo juiz OLAVO SÁ PEREIRA DA SILVA, da 13ª Vara da Fazenda Pública, que acolheu ação civil de responsabilidade da Promotoria da Cidadania. MALUF reagiu com irritação à decisão judicial e atacou o governador GERALDO ALCKMIN. Por meio de nota, a assessoria de MALUF acusou: “ALCKMIN diz ter caráter e cara limpa, mas mostra que é um homem de caráter sujo e que não hesita em demonstrar a sua cara falsa, quando envolve o Judiciário em suas ambições políticas frustradas”.

Por ser testemunha de um assassinato, a professora de Educação Física LUCIANA ADELE GABRIOLI DOS SANTOS, de 28 anos, quase foi morta. Ela estava em um cruzamento no Ipiranga, na noite de ontem, quando viu pelo retrovisor do carro o taxista ROQUE SENA LIMA, de 39 anos, ser morto a tiros por dois assaltantes. ADELE tentou proteger o filho de 4 anos e foi baleada na boca pelos ladrões. O tiro varou a boca de LUCIANA e atingiu seu ombro esquerdo. Mesmo gravemente ferida, a professora dirigiu seu carro até um posto de gasolina, a 100 metros do local do crime, para pedir ajuda. Um frentista do posto ligou para a PM. LUCIANA e LIMA foram conduzidos para o Pronto Socorro do IPIRANGA. O taxista morreu a caminho do OS, onde a professora foi atendida e depois transferida para o Hospital SÍRIO LIBANÊS.

O taxista AURELINO BARBOSA DOS SANTOS, de 60 anos, também foi morto por dois ladrões na noite de ontem. Ele foi encontrado por volta das 20 horas no seu CORSA, na Avenida Sezefredo Fagundes, Tremembé. O taxímetro marcava R$ 93 no momento em que BARBOSA foi encontrado. Os bandidos teriam pego uma corrida no Centro.

Mil e quatrocentos convidados testemunharam a emoção do empresário ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES no casamento da filha REGINA MORAES, em São Paulo. Coube à animada noiva enxugar as lágrimas do pai poucos minutos depois do “SIM” dado a SÉRGIO WAIB.

POLE POSITION isolado nas pesquisas de intenção de votos, o petista LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA visitou a quadra da MANGUEIRA, nesta sexta–feira, onde apresentou seu programa de governo para a área da saúde. Acompanhado da governadora do RIO, BENEDITA DA SILVA, aproveitou a ocasião para elogiar a prisão do traficante ELIAS MALUCO pela polícia carioca. LULA foi homenageado por passistas mirins da escola, que sambaram especialmente para o candidato.

QUARTEL GENERAL DA AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA PODE DESABAR SOBRE YASSER ARAFAT. Apenas dois edifícios continuam de pé depois da ofensiva israelense contra o local onde o líder palestino e alguns seguidores estão cercados.
Engenheiros israelenses começaram a demolir parte dos escritórios e alojamentos do presidente da ANP, YASSER ARAFAT, em RAMALLAH. Autoridades palestinas afirmaram que o edifício pode desabar a qualquer hora sobre o líder. Veículos blindados destruíram uma extremidade da ponte que liga as duas partes da construção e soldados atiravam em direção ao edifício. Várias explosões foram ouvidas. Hoje, restavam apenas dois edifícios de pé.

Numa guinada histórica, os EUA vão substituir a estratégia de defesa da guerra fria, marcada pela dissuasão e contenção, por uma política de ataques preventivos contra países hostis e grupos terroristas. A nova doutrina de segurança nacional, que o governo americano já vem tentando aplicar em relação ao IRAQUE, foi apresentada hoje por GEORGE W. BUSH em documento de 33 páginas enviado ao Congresso, sob o título “ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS”.

Foi condenado a 12 anos de prisão o médico inglês TIMOTHY HEALY, de 57 anos, por abuso sexual de pacientes. Ele admitiu ter cometido 31 agressões contra jovens do sexo masculino, entre os anos de 1978 e 1988. Sedava os pacientes e os filmava enquanto eram molestados. Muitas das vítimas só descobriram as violações quando assistiram às cenas fornecidas pela polícia. Em LONDRES.
    
2 003   :   -    SÁBADO
Após mais de dois anos de namoro, a prefeita MARTA SUPLICY vai se casar com o franco-argentino LUÍS FAVRE. A cerimônia realiza-se às 13 horas em um sítio na divisa entre ITUPEVA e JUNDIAÍ, com a presença de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e a primeira-dama MARISA, padrinhos da noiva. Ontem foi anunciada a primeira baixa na lista de convidados; o ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, que seria um dos padrinhos de FAVRE, teve de cancelar o compromisso social, pois vai participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional, em DUBAI, nos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. Segundo a assessoria da prefeita, o ministro e a esposa, MARGARETH, não devem ser substituídos. Os convidados começam a chegar ao sítio por volta das 11 horas. Oficialmente, foram distribuídos 200 convites, mas o número de pessoas presentes deverá ser maior. A união vai ser selada apenas no civil, já que MARTA é casada no religioso com o ex-marido, EDUARDO MATARAZZO SUPLICY. O governador GERALDO ALCKMIN não está presente ao evento. Ele não foi convidado. MARTA justifica dizendo que se convidasse ALCKMIN teria de convidar outros governadores e prefeitos e isso transformaria o casamento em evento político. Os canais de televisão noticiam com ênfase a cerimônia.

Esse é um sábado dedicado aos meus arquivos, principalmente as memórias que estão condicionadas no computador, em disquetes e também em livros (em 2002, eram doze livros atas, de 50 folhas, um para cada mês; depois, em outubro de 2002, comecei a dividir os meses em dois livros e, a partir de março de 2003, minhas memórias estão condicionadas em três livros por mês (de dez em dez dias), somando no ano cerca de 36, mesmo número de disquetes). LUCINDA conta-me a encrenca em que se meteu JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA. Foi para PERNAMBUCO, rever os parentes e, agora, não tem dinheiro para fazer a viagem de retorno. MARLENE está vendendo vários objetos da casa para poder arrumar a quantia necessária para trazer de volta o amalucado rapaz. Como ir para um Estado tão longe sem ter condições?  

Deu tudo errado para o SANTOS no duelo de líderes do MINEIRÃO. Sem o craque DIEGO, vetado minutos antes do jogo com dores na coxa esquerda, o PEIXE se entregou ao nervosismo e perdeu para o CRUZEIRO por 3 a 0. Com o resultado, os mineiros abrem três pontos de vantagem na liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO: 61 pontos contra 58 do SANTOS. O colombiano ARISTIZÁBAL marcou dois gols e chegou a 19 na briga pela artilharia. FELIPE MELO fez o dele.

A Justiça decidirá apenas no começo da tarde do domingo se aceita o recurso do SBT e permite a exibição do “DOMINGO LEGAL”, mas a emissora preparou uma alternativa para não deixar GUGU LIBERATO fora do ar: ele deverá apresentar o programa sem que apareça na tela qualquer menção ao seu programa.

A cantora ÂNGELA RÔ RÔ teria voltado a honrar o mito de causadora de confusões que foi criado em torno dela. Na manhã deste sábado, ela teria cuspido três vezes no carro da polícia que estava na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Rua Figueiredo Magalhães, no RIO, aparentemente sem motivo. O PM LUIZ EDUARDO MIRANDA GOULART ao ser interpelado por ele, ÂNGELA o destratou e xingou a guarnição da viatura. No 12º Distrito Policial, ela contou que não havia sido detida, mas que tinha ido espontaneamente, de táxi, à delegacia, denunciar um grampo telefônico.

PRESO no Aeroporto Internacional de CUMBICA o diplomata africano PATRICE HOUNSON HONGAVOU, que tentou embarcar para PARIS com 23 quilos de cocaína.

VALÉRIA VALENSSA anunciou hoje que está grávida de três meses de seu segundo filho com o designer HANS DONNER. O casal já tem JOÃO HENRIQUE, de oito meses.

A integrante do Conselho de Governo do IRAQUE, AQUILA AL HASHIMI, foi vítima de uma tentativa de assassinato e está gravemente ferida. Ela foi alvejada hoje perto de sua casa na região oeste de BAGDÁ por um grupo de seis homens armados com fuzis de assalto em uma caminhonete. O grupo teria tentado destruir o carro da conselheira com uma granada e abriram fogo quando o ataque falhou.

Helicópteros americanos atacaram um acampamento no sul do AFEGANISTÃO, suspeito de abrigar terroristas, mas acabaram matando pelo menos dez nômades afegãos. Dois militantes do TALEBAN também teriam sido mortos.   

DIÁRIO OFICIAL DE 20 DE SETEMBRO DE 2003 PUBLICA AS SEGUINTES TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA: -
TENENTE-CORONEL JOSÉ VICENTE FERREIRA, comandante do 16º GB. Nasceu em 2 de maio de 1950. Entrou na PMESP em 26 de abril  de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1998; Tenente-Coronel – 24 de maio de 2003.

TENENTE-CORONEL PM ROBINSON BUENO DE CAMARGO, comandante do 5º BPMM. Nasceu em 9 de maio de 1955. Entrou na PMESP em 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1982; Capitão– 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; Tenente-Coronel - 25 de agosto de 2002. 


CAPITÃO PM MARCOS LUIZ CESARI, do CPAM/8. Nasceu em 2 de fevereiro de 1958. Entrou na PMESP em 27 de junho de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1985; 1º Tenente – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO.

2 004   :  -  SEGUNDA-FEIRA
SEMINÁRIO ENVELHECER: A ARTE DE VIVER
Das 13:30 às 17:30 horas na Câmara Municipal de SÃO PAULO – Auditório PEDROSO HORTA – VIADUTO JACAREÍ  100.
Uma realização da UNIÃO DE MULHERES DE SÃO PAULO, organização criada em 6 de dezembro de 1981, com a finalidade de construir e defender a cidadania e os direitos humanos das mulheres.
PALESTRAS:
A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO ENVELHECIMENTO
A SEXUALIDADE EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS
SAÚDE – PREVENÇÃO E FATORES DO ENVELHECIMENTO
ESTATUTO DO IDOSO.
Haverá um intervalo para café, seguido do debate, encerramento e conclusões.
APRESENTAÇÃO DO CORAL GRUPO ALEGRE DA TERCEIRA IDADE ACHIROPITA.

“É da natureza da velhice voltar-se para a visão geral, pois se encontra em um período de reflexão e dedica sua atenção ao quadro como um todo. O velho já viveu muitas situações diferentes e percebeu tudo aquilo que cerceava e restringia o direito de liberdade”.
                                          GERT BEADLE, 87 anos,  poeta canadense

A Assembléia Legislativa do Estado de SÃO PAULO inaugura hoje a exposição “GLORIOSA SÃO PAULO 450 ANOS”. O vernissage acontece no HALL MONUMENTAL do PALÁCIO NOVE DE JULHO e integra as comemorações pelos 450 anos da capital paulista. Ele representa 28 trabalhos, releituras de imagens colhidas no Arquivo Público do Estado e no arquivo do jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”, que mostram uma evolução histórica da capital, abordando períodos e obras variadas, do LARGO DO TESOURO ao PARQUE DO IBIRAPUERA. O trabalho é do artista plástico baiano HENRIQUE PASSOS. Seu trabalho será apresentado também na FRANÇA e em PORTUGAL.   

Vamos tarde para a cidade de SÃO PAULO. O calor é de quase 30º C nesta manhã. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC a fim de ler o Diário Oficial. Uma senhora está aflita querendo saber como receber o auxílio funerário de um ex-combatente de 32 que faleceu na última quinta-feira. O VASCO instrui a mulher como obter a documentação necessária. Nesse momento chega dona CÉLIA. Converso com ela sobre a Sociedade. Quer dona CÉLIA saber das tratativas a respeito da reforma estatutária, naturalmente para poder instruir o presidente do que está acontecendo.
No MMDS, encontro vários participantes da Entidade: OREZ, ELÁDIO, LUZ, FELIPE, NILDO e BENARDI. Mas quase todos eles vão dar suas aulas. Recebo a proposta do plano (minuta) 71831317 que deverei estudar esta semana para verificar a possibilidade de ser posto em prática. Vai ser trabalhoso estabelecer as linhas mais acertadas para a operação surtir efeito.
Regresso para GUARULHOS por volta das 16 horas. O calor prejudica o ânimo da gente, principalmente de quem tem pressão alta.
Em casa, por causa das últimas ameaças da chuva, MARLENE e LUCINDA chamam uma pessoa para fazer uma pequena reforma no telhado do meu quarto. Isso fica marcado para sábado, dia 25.

Nesta noite recebo um telefonema do repórter MARCELO GODOY. Quer marcar a terceira entrevista comigo para a manhã da próxima quarta-feira. Pretende ele concluir a tomada de informações de minha vida profissional na Polícia Militar, ficando apenas para uma outra oportunidade a reprodução de documentos que tenho guardado e que ele julga importante para a sua tese de mestrado.   
A semana começou marcada por greves e ameaças de paralisações nos setores privado e público. Apesar de serem movimentos distintos, as reclamações dos trabalhadores são as mesmas: reajuste de salário incluindo aumento real e a redução da jornada de trabalho. A greve dos bancários chega ao sétimo dia (sendo cinco dias úteis) sem avanços na negociação com os banqueiros. Representantes dos bancários e sindicato patronal voltam a conversar amanhã, por volta das 15 horas.

Quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Um dia histórico para o BRASIL nos JOGOS PARAOLÍMPICOS DE ATENAS. Só no atletismo foram três ouros e um bronze. O outro ouro veio com ANTÔNIO TENÓRIO DA SILVA, no judô, e a prata com a nadadora cearense EDÊNIA GARCIA, de apenas 17 anos, nos 50 metros costas. No quadro das medalhas, a CHINA lidera com doze de ouro; a GRÃ-BRETANHA tem 9 de ouro, em segundo lugar; 3 º lugar para a AUSTRÁLIA com 7 de ouro (mas com 25 no total), enquanto a ESPANHA, também com 7 de ouro, aparece em quarto (tem 21 medalhas no total). O 5 º lugar é da ALEMANHA, com 5 de ouro, com um total de 20; o BRASIL também tem 5 de ouro, mas o total de medalhas conquistadas é de 10.

O ex-craque argentino DIEGO MARADONA finalmente embarcou hoje para CUBA com objetivo de retomar o tratamento contra a dependência de drogas, especialmente a cocaína. Ele tentava voltar a HAVANA desde abril, quando teve de ser internado em BUENOS AIRES devido a crises cardíacas e respiratórias. No entanto, enfrentou oposição da família e da Justiça argentina, pois a sua internação anterior na ilha não surtira efeito. Desta vez, ele viajou acompanhado por uma de suas irmãs, ANA, e por seu médico, ALFREDO CAHE.

O futebol paulista fez mais uma vítima fatal. O são-paulino ANDRÉ FELICIANO DA SILVA, de 17 anos, foi morto com um tiro de revólver durante briga de torcedores antes do clássico SÃO PAULO x CORINTHIANS, no domingo. O ônibus no qual estava o menor cruzou com um ônibus dos corintianos na esquina das avenidas do ESTADO e TIRADENTES. Houve confronto e troca de tiros, quatro no total. Os carros seguiram depois para o MORUMBI. Pouco instantes depois, os tricolores perceberam o garoto ferido com um disparo na barriga. O rapaz seguiu para um hospital nas imediações, mas não foi possível salvá-lo.
  
Onze pessoas morreram afogadas e outras duas estão sendo procuradas pela Capitania dos Portos da Amazônia, após o naufrágio do barco PRINCESA LAURA, no RIO NEGRO, a cerca de 80 km de MANAUS. O barco, que fazia a linha BARCELOS-MANAUS, afundou no domingo à tarde em frente à comunidade de MUCURA. A embarcação foi arrastada pela correnteza e encalhou na comunidade de TERRA PRETA.

DENUNCIADO pelo Ministério Público Federal o candidato à prefeitura de UNAÍ e produtor de grãos ANTÉRIO MÂNICA como mandante do assassinato de três auditores fiscais e de um motorista do Ministério do Trabalho em janeiro deste ano. NORBERTO MÂNICA, irmão de ANTÉRIO, já havia sido indiciado. ANTÉRIO está na mesma penitenciária que o irmão, em CONTAGEM.

Dois ladrões trapalhões (e, convenhamos, corajosos) tentaram roubar um avião bimotor do Aeroporto Internacional LUÍS EDUARDO MAGALHÃES, em SALVADOR. Eles conseguiram burlar a segurança, entrar na aeronave e ligar os motores. Ma como não sabiam pilotar bateram em outros três avões estacionados no hangar da empresa AÉREO STAR. Prejuízo de 1,2 milhão de reais. Um dos rapazes, de 17 anos, foi preso. O outro fugiu, não de avião, é claro. Correndo. 

Muita e muita gente já a desejou. Ao longo da década de 80, ela deslumbrou o BRASIL desfilando nas passarelas do RIO. Os anônimos que a desejaram, é natural, já a esqueceram. O tempo se encarrega de trocar nossos claros ou obscuros objetos de desejo. Mas os famosos que a tiveram, dela se esqueceram também. Ela se chama JOSETTE ARMÊNIA DE CAMPOS RODRIGUES. No auge do seu estrelato, chamava-se JOSI CAMPOS. Era uma mulher introspectiva, mas batalhadora e guerreira. A sua beleza arrebatou corações: o coração do humorista CHICO ANÍSIO, o coração do cineasta RUY GUERRA, o coração do geriatra EDUARDO GOMES (médico de PELÉ) e até o coração do roqueiro inglês BILLY IDOL. Em 1993 ela ainda estava no auge, mas, de repente, retirou-se dos holofotes. A mãe de JOSI CAMPOS era enferma mental e teve de se submeter a diversas internações. O pai, quando JOSI falava dele, era difícil perceber o que se fazia verdade ou fantasia no universo psíquico da moça. E JOSI acabou esquecida pelos seus admiradores e pelos seus apaixonados. Hoje, aos 37 anos, ela não fala com ninguém.  Nesta segunda-feira foi internada numa clínica de repouso. Antes disso, vivia solitária num apartamento na LAGOA RODRIGO DE FREITAS e, para não ter contato com ninguém, até o interfone do apartamento JOSI jogara na lixeira do prédio. Faz tempo que não paga nenhuma de suas contas e quem garante a sua sobrevivência é uma vizinha, ADEMILDE FONSECA, uma das grandes estrelas da ERA DO RÁDIO.

Depois de criar e dar nome ao melhor fuzil do mundo na década de 1940, o general russo aposentado MIKHAIL KALASHNIKOV batizou nesta segunda-feira uma nova marca de vodca. “Hoje quero meu nome num produto que não esteja ligado à violência”, disse ele, em farda de gala, no lançamento da bebida em SÃO PETERSBURGO. O fuzil ficou famoso na guerra do VIETNÃ e é chamado de AK-47, sigla para Automática KALASHNIKOV. A vodca também já está sendo comercializada na INGLATERRA e nos EUA.

A Polícia Federal argentina encontrou hoje numa feira literária de BUENOS AIRES a primeira edição do livro de poemas LUNA DE FRENTE (1925), de JORGE LUÍS BORGES. Ele tinha 26 anos quando compôs esses versos. A obra fora roubada do colecionador HORÁCIO PORCEL há dez anos e é avaliada em dez mil dólares.
  
A CASA BRANCA aplaude o novo protagonismo do BRASIL no cenário internacional, exemplificado pela iniciativa do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA em favor de uma mobilização capaz de garantir o cumprimento das metas de desenvolvimento do milênio até 2015, especialmente no combate à fome e à pobreza, que reuniu hoje 55 chefes de Estados na sede das NAÇÕES UNIDAS. Os presidentes LULA e NÉSTOR KIRCHNER, da ARGENTINA, não parecem ter superado, em café da manhã, hoje, no hotel WALDORF ASTORIA, as divergências criadas entre os dois países pela recente decisão de BUENOS AIRES de renegar o acordo de liberalização do comércio de automóveis entre os dois países. Foi o primeiro encontro entre LULA e KIRCHNER desde o início da decisão, que provocou mais um curto circuito nas relações entre os dois principais sócios do MERCOSUL.

Cidades inundadas, deslizamentos de terra, desabamentos de prédios e estradas que se transformaram em rios com correnteza. A tempestade tropical JEANNE custou a vida de pelo menos 600 pessoas no HAITI, já arrasado por conflitos internos. O número de mortos pode aumentar à medida que se consiga acesso às zonas isoladas. A maior parte das mortes ocorreu nas cidades de GONAIVES, CHANFOLME e PORT DE PAIX, no norte do país.
Os soldados brasileiros que estão no HAITI em missão de paz iniciaram ontem trabalho de auxílio à população. Trinta militares brasileiros foram deslocados de PORTO PRÍNCIPE, onde estão instalados, para GONAIVES, a 130 km ao norte da capital. O TENENTE-CORONEL ANTÔNIO CARLOS FAILLACE, que está em PORTO PRÍNCIPE, informou que a situação na cidade ao norte é de caos e que a comunicação com os militares enviados foi inviabilizada desde o domingo, quando telefones e rádios saíram do ar.

O refém americano EUGENE ARMSTRONG foi degolado hoje pelos seqüestradores iraquianos. O vídeo com a decapitação foi exibido em vários sites na internet. Soldados americanos encontraram o corpo de ARMSTRONG a leste de BAGDÁ e o grupo estendeu por mais 24 horas o ultimato para que os EUA libertem as prisioneiras iraquianas, sob pena de executar outros dois reféns. ARMSTRONG era um dos dois membros da GUARDA NACIONAL DOS EUA capturados por extremistas ligados ao jordaniano ABUJ MUSAB AL-ZARQAWI, na última quinta-feira, dia 16, juntamente com um britânico.  

2 005   :   -   TERÇA-FEIRA
CARRARO mantém um contato telefônico comigo. Ele operou, recentemente, as duas vistas, em duas operações, da catarata. Recupera-se bem. Quer saber dos últimos acontecimentos na Sociedade. Transmito a ele a nossa luta, dizendo que no dia 2 de outubro estaremos reunidos no Obelisco para a solenidade do 73º encerramento da Revolução de 1932 e que, no dia 3 de outubro, reuniremos em um jantar de confraternização, no BIXIGA AMORE MIO, para angariar fundos para a Sociedade.
Tento falar com o ROMAGNOLI sobre os convites para o jantar de 3 de outubro mas não consigo. Deixo mensagem na secretária eletrônica. Também ligo para o MAJOR PM FAUSTO, comandante interino do 19º BPMM, explicando-lhe a situação da pensão especial. Ele me conta que um combatente de 1932 veio a falecer recentemente e a viúva morreu meses depois. O FAUSTO queria saber se a filha teria direito à pensão. Uma lei de 1992 cortou a transferência da mesma para os filhos, a não ser no caso dos deficientes.   

Quando estou chegando no MMDS, encontro VICTÓRIO, CRISTIANO e RAFAEL que estão de saída. Irão fazer uma exposição perto da sede e estariam de volta antes de minha partida para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É que a tarde vai ser muito atarefada para mim e para o Presidente, GINO STRUFFALDI; vice, CORONEL PM Res ANTONIO CARLOS MENDES e os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. Estamos enfrentando várias frentes de ação. Entre elas:
Jantar de Confraternização de 3 de outubro: JANAÍNA e ROMAGNOLI elaboraram o convite, que ficou ótimo. O presidente fica com quatro e leva mais alguns para vender; os advogados também ficam responsáveis pela venda de mais dez; o MENDES encarrega-se de outros tantos;
Situação da ação trabalhista criada pelo ex-funcionário VASCO. A audiência será no dia 4 de outubro. ROMAGNOLI precisa de dados precisos para fazer a defesa. Um grande problema diz respeito ao fundo de garantia que não foi depositado na época certa, em 2004, gestão do Sr MARCONDES, como presidente. O MENDES irá conversar com o novo contador, Sr RICARDO, para verificar a melhor maneira de resolver isso;
LIVRO DE OURO: será aberto pelo Sr FRANCISCO, nosso antigo contador, que irá doar para a Sociedade cerca de hum mil e seiscentos reais, conforme acerto feito ontem com o CORONEL MENDES. Depois, o MENDES irá tentar fazer com que o hum mil reais que o Sr MARCONDES mandou recentemente, em cheque, conste como doação, também no livro. Em terceiro lugar, o MENDES irá colocar o nome do GUILHERME LEVENSTEIN, que prometeu doar hum mil reais para a Sociedade;
Solenidades referentes ao 73º Aniversário de Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista a acontecerem no Monumento-Mausoléu (dia 2 de outubro), LAPA (dia 3), CPOR (dia 14). Serão feitos contatos para a outorga da Medalha PEDRO DE TOLEDO.
Outros assuntos também são discutidos nessa tarde trabalhosa. Vamos deixar o MMDC depois das 17 horas.
Em casa, procuro corrigir a CARTA AOS PÓSTEROS, preparando-a para ser submetida à Comissão que se reunirá no dia 23 próximo.

No período entre 3 de setembro e 9 de outubro de 2002, o doleiro ANTÔNIO OLIVEIRA CLARAMUNT, o TONINHO DA BARCELONA, repassou 7 milhões de reais à Corretora BÔNUS BANVAL, que entregou o dinheiro ao PT e ao PP. O doleiro deu essa informação hoje, ao depor na reunião conjunta das CPIs dos BINGOS, dos CORREIOS e do MENSALÃO. Ele explicou que em troca recebeu 2,05 milhões de dólares, de origem desconhecida, do doleiro DARIO MESSER, apontado por ele como operador do PT. TONINHO disse que, “no período eleitoral, havia grande procura por reais, em espécie. O mercado informal não conseguia os reais necessários para trocar por dólares”. A explicação de TONINHO derruba pelo menos parte da tese do PT de que os mais de 50 milhões de reais do CAIXA 2 destinados a parlamentares da base do governo tiveram origem em empréstimos feitos em bancos pelo empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA. O doleiro está condenado a 25 anos de prisão por sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O BANCO SANTOS, de ADEMAR CID FERREIRA, teve sua falência decretada hoje, após dez meses de intervenção. Extrajudicialmente, o banco foi liquidado em maio pelo BANCO CENTRAL. O SANTOS é a primeira instituição financeira a ter falência regida pela nova lei – o que será usado pelo banco para recorrer da decisão. O banco deixou um rombo de 2,236 bilhões de reais. Também será mantido o bloqueio dos bens de ADEMAR FERRERA, pela 2 ª Vara de Recuperação e Falências.

A esposa de FLÁVIO MALUF, JACQUELINE MALUF, falou hoje sobre o drama familiar que atravessa depois de onze dias de prisão do marido. FLÁVIO e o pai, o ex-prefeito PAULO MALUF, estão detidos acusados de coagir uma testemunha em inquérito da Polícia Federal que investigou a suposta movimentação financeira ilegal da família MALUF no exterior. A nora de MALUF, que esteve no final da tarde na Superintendência da Polícia Federal, falou rapidamente sobre a saúde de FLÁVIO. Ele alega ter problemas estomacais, que estariam se agravando por causa da alimentação da cadeia.

A polícia prendeu hoje por receptação EDUARDO CARREGOSA ALVES, de 24 anos. Ele trabalha em uma casa de compra e venda de ouro e trocou pelo menos 100 dólares dos 5 mil roubados por CELSO ALENCAR DOS SANTOS e RICARDO FRANCISCO DOS SANTOS, da casa da família YONEKURA. Cinco integrantes da família foram assassinados pela dupla na manhã do dia 11 de setembro, na VILA CURUÇÁ, zona leste da Capital. ALVES foi preso com um talão de tíquete refeição roubado. Foi investigando a chacina dos YONEKURA que policiais do DHPP chegaram até ALVES. A intenção dos policiais era intimá-lo para depor. O rapaz, no entanto, se trancou na sala onde trabalha, no LARGO 13 DE MAIO, zona sul, e começou a ofender os investigadores. Acabou detido por desacato à autoridade, desobediência e resistência à prisão. Depois da detenção, os investigadores revistaram a sala e encontraram no local o talão de tíquetes. Ele havia sido roubado junto com um malote de 60 mil reais em tíquetes refeição. O roubo foi cometido no dia 27 de julho na Avenida SANTA CATARINA, JABAQUARA.

Cerca de 80% da área do JARDIM BOTÂNICO de BRASÍLIA já foi destruído por um incêndio, que começou segunda-feira, foi debelado no início daquela noite, mas retornou na tarde de hoje. Cerca de 240 bombeiros, auxiliados por integrantes da brigada de incêndio do IBAMA, trabalhavam para tentar controlar três focos simultâneos: além do JARDIM BOTÂNICO, o fogo atingiu uma área protegida do IBGE e a FAZENDA ÁGUAS LIMPAS, da Universidade de BRASÍLIA. No início da tarde, um foco de fogo também surgiu nas proximidades do aeroporto, mas foi controlado. Pelos cálculos do MAJOR LUIZ BLUMM, em dois dias, o fogo destruiu cerca de 3,5 hectares. Parte da região atingida é hábitat de uma grande quantidade de animais silvestres.

As buscas ao garoto FERNANDO SILVA MARQUES, de 4 anos, que sumiu após cair em um bueiro continuaram hoje, sem sucesso, pelas galerias do Córrego CABUÇU DE BAIXO, na avenida INAJAR DE SOUZA, na FREGUESIA DO Ó, zona norte. As chuvas de domingo aumentaram o nível das águas do córrego, o que dificultou o trabalho das sete equipes do Corpo de Bombeiros que trabalharam no local durante todo o dia.
 
O furacão RITA fortaleceu-se rapidamente hoje, chegando à categoria 2 na escala SAFFIR-SIMPSON (que vai até 5), com ventos de 160 km/h. Isso aconteceu enquanto o furacão se deslocava pelo Oceano Atlântico na direção do Golfo do MÉXICO – o mesmo castigado há três semanas pela passagem do furacão KATRINA, que tocou a terra no MISSISSIPI e na LOUISIANA com a categoria 4. Em sua passagem pela costa de CUBA, o RITA causou ondas gigantescas e chuvas numa vasta área que incluiu a capital, HAVANA, e o balneário turístico de VARADERO. Pelos menos 150 mil pessoas foram removidas da região. Hoje, a área de KEY WEST, na FLÓRIDA, já é atingida por tempestades. Moradores das ilhas próximas da costa da FLÓRIDA foram retirados por ordem do governo estadual, que decretou um estado de emergência em toda a região. O presidente americano, GEORGE W. BUSH, fortemente criticado pela resposta federal à tragédia causada pelo KATRINA, voltou hoje a NEW ORLEANS – na quinta visita desde a catástrofe – onde as operações de retorno dos refugiados acabaram suspensas por causa da aproximação do RITA. Alguns moradores da cidade que já tinham retornado a NEW ORLEANS receberam hoje ordem de retirada. Quase mil pessoas morreram e centenas de milhares ficaram desabrigadas em cinco estados pela passagem do KATRINA. Hoje, a governadora da LOUISIANA, KATHLEEN BLANCO, decretou novo estado de emergência e o prefeito de NEW ORLEANS, RAY NAGIN, expressava sua preocupação com a fragilidade dos diques que protegem a cidade das águas do LAGO PONTCHARTRAIN e do RIO MISSISSIPI – que se romperam por causa do KATRINA e foram reparados precariamente com sacos gigantes de areia.

SIMON WIESENTHAL, o sobrevivente do HOLOCAUSTO, que dedicou a vida a rastrear criminosos de guerra nazistas e combater o anti-semitismo, morreu hoje às 4 horas locais, 23 horas de segunda-feira, dia 19, em BRASÍLIA, aos 96 anos, enquanto dormia em sua casa, em VIENA. Foi ele o principal responsável pela localização do ex-líder da SS ADOLF EICHMANN e do agente da GESTAPO que prendeu ANNE FRANK. KARL SILBERBAUER foi o oficial austríaco da GESTAPO que deteve a família FRANK em 4 de agosto de 1944 em AMSTERDÃ. ANNE FRANK, judia alemã nascida em FRANKFURT em 1929 tinha se refugiado na HOLANDA com sua família em 1933. Depois da instauração das leis raciais, em 1942, viveu escondida por dois anos no anexo do apartamento de seus pais. Seu diário, escrito em holandês durante os anos terríveis e publicado depois da guerra, dá testemunho dos sofrimentos pelos quais passou sua família sob o nazismo. Ela morreu no campo de concentração de BERGEN BELSEN. WIESENTHAL decidiu caçar SILBERBAUER em 1958, depois que um jovem lhe disse não acreditar que ANNE tivesse existido. SILBERBAUER foi detido em 1963 em VIENA. No julgamento, alegou ter cumprido ordens e foi libertado.
Sobrevivente de doze campos de concentração nazistas, WIESENTHAL iniciou a missão de sua vida depois da guerra, dedicando-se a rastrear criminosos nazistas e ser a voz de seis milhões de judeus que morreram durante o massacre. Ele próprio perdeu 89 parentes no HOLOCAUSTO.
WIESENTHAL passou mais de 50 anos caçando criminosos nazistas, pregando contra o neonazismo e o racismo e lembrando a experiência judaica como uma lição para a humanidade. Com seu trabalho, contribuiu para levar mais de 1.190 criminosos nazistas à Justiça. “Quero que as pessoas saibam que aqueles que mataram milhões de pessoas não se safaram impunemente”, dizia ele.
Para o Ministério das Relações Exteriores de ISRAEL, WIESENTHAL “fez justiça contra os que haviam escapado da Justiça”. Ele agiu “em nome de seis milhões de pessoas que já não podiam se defender”, disse o porta-voz do ministério, MARK REGEV.
Em sua mensagem de condolências, o ex-chanceler alemão HELMUT KOHL anunciou sua tristeza e disse que a voz de WIESENTHAL fará falta no futuro. “SIMON WIESENTHAL, sentiu pessoalmente, como poucos... o terror da história em toda a sua brutalidade”, disse KOHL.
WIESENTHAL foi prisioneiro pela primeira vez em um campo de concentração em 1941, nos arredores de LVIV, UCRÂNIA. Em outubro de 1943, fugiu do campo de OSTBAHN pouco antes de os alemães começarem a matar todos os prisioneiros. Foi recapturado em junto de 1944 e mandado para JANWSKA. Escapou da morte quando os guardas da SS recuaram com seus prisioneiros ante o avanço do Exército Vermelho soviético. Quando os americanos libertaram o campo da morte de MAUTHAUSEN, na ÁUSTRIA, onde WIESENTHAL estava preso, em maio de 1945, ele pesava apenas 45 quilos.
Nasceu em 31 de dezembro de 1908, filho de comerciantes, em BUCZACS, uma cidadezinha da UCRÂNIA. Estudou em PRAGA e VARSÓVIA e, em 1932, graduou-se em engenharia civil. Depois da guerra, trabalhando inicialmente com os americanos e depois num pequeno apartamento em VIENA abarrotado de documentos. Continuou sua perseguição implacável a criminosos de guerra foragidos.
WIESENTHAL não conseguiu levar à Justiça um alvo de peso: o médico nazista JOSEF MENGELE, o infame ANJO DA MORTE do campo de concentração de AUSCHWITZ, onde fez experiências sádicas com prisioneiros. MENGELE fugiu em 1949 para a ARGENTINA. Em 1959, foi para o PARAGUAI e, no ano seguinte, veio para o BRASIL, onde ficou até morrer, em 1979 – de um derrame sofrido quando nadava perto de EMBU.
Em 1967, WIESENTHAL publicou suas memórias no livro THE MUDERERS AMONG US. Seu último livro, THE SUNFLOWER, saiu em 1998. Nele, discute com outros autores a questão do perdão e da aceitação do que aconteceu durante a guerra, entre outros temas.
O documentário alemão DIE KUNST DES ERINNERNS – SIMON WIESENTHAL, de JOHANNA HERR e WERNER SCHMIEDEL, conta a história do homem que, depois de escapar por pouco da morte em várias ocasiões em campos de concentração nazistas, conseguiu localizar criminosos como ADOLF EICHMANN. Os diretores combinam material de arquivo e entrevistas com o próprio WIESENTHAL.

MORREU a ex-empregada doméstica de JOHN LENNON e autora do livro NA CASA DE JOHN LENNON, ROSAURA LÓPEZ LORENZO. Ela descreve em seu livro a vida íntima do ex-beatle e YOKO ONO. ROSAURA, que teve seu livro premiado no Círculo de BELAS ARTES de MADRI, morreu aos 73 anos em conseqüência de complicações intestinais.
     
Completou um ano de idade o bebê que entrou para o livro dos recordes por ser o mais leve a sobreviver a um parto prematuro. RUMAISA RAHMAN, de pais indianos, nasceu com 244 gramas, menos que uma lata de refrigerante (que pesa 250 gramas). A menina tem hoje 5,9 quilos. Em CHICAGO.

DENNIS KOZIOWSKI e MARK SWARTZ, principais diretores do grupo TYCO INTERNATIONAL, foram condenados pela Justiça de MANHATTAN. São acusados de roubar o grupo em cerca de 150 milhões de dólares. Eles terão de devolver 134milhões de dólares e poderão ficar presos de oito a 25 anos.

2 006     :      -       QUARTA-FEIRA
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO METRÓPOLE DE 20 DE SETEMBRO DE 2006.
POLÍCIA SUSPEITA QUE NAMORADA DE UBIRATAN FRAUDOU PERÍCIA. Blusa entregue por ela pode não ter sido a usada no dia do crime; perícia deve chegar a horário exato da morte.
A Polícia Civil investiga a possibilidade de que a blusa entregue pela advogada CARLA CEPOLLINA, de 40 anos, para a perícia não seja a que ela usava no dia do crime. Para chegar a uma conclusão, vai tentar melhorar a qualidade das imagens de vídeo que flagraram CARLA chegando em casa, na noite do dia 9. Caso a roupa tenha sido trocada, a polícia pode pedir a prisão temporária da advogada. A perícia já sabe que a namorada do coronel entregou sua calça depois de lavá-la com sabão e água sanitária, o que praticamente inviabiliza qualquer exame pericial na roupa.
Os peritos do Instituto Médico Legal (IML) encontraram um bolo alimentar preservado, quase sem digestão, no estômago de UBIRATAN. A polícia quer saber qual foi a última refeição do coronel para determinar o horário da morte e, assim, ter certeza de que CARLA estava no apartamento do coronel na hora do crime.
O exame do estômago do coronel ficou pronto anteontem. Segundo peritos, uma digestão completa demora de três a seis horas. Sabe-se que o coronel almoçou na Sociedade Hípica Paulista por volta das 15 horas do sábado, dia 9. O que não se divulga é o que lê comeu, um segredo que a polícia mantém para preservar a investigação.
Caso o que ele almoçou seja o mesmo alimento achado no estômago, será possível determinar que o coronel morreu entre 18 horas e 21 horas daquele dia. Foi por isso que o DHPP ouviu ontem um funcionário da Hípica.
“Com o resultado desse exame, não me resta mais dúvida de que o coronel morreu no momento em que CARLA estava no apartamento”, disse o advogado VICENTE CASCIONE, que representa a família de UBIRATAN. Ela nega e diz que esteve com UBIRATAN das 19 horas às 20:30. Diz ser inocente e afirma que não matou o coronel.

Outros exames do IML ficaram prontos. Constatou-se que o coronel levou um tiro de cima para baixo e pelo menos um metro de distância. Também se sabe que o coronel tinha álcool no sangue (1,5 miligrama por litro), comprovando que ele bebeu. Sobre o estômago, os peritos disseram que a ingestão de álcool, um banho ou uma relação sexual podem influir na rapidez da digestão.
Depois do funcionário da Hípica, os investigadores ouviram dois assessores que trabalhavam no comitê de campanha de UBIRATAN. Deputado estadual pelo PTB, o coronel disputava a reeleição e usava como identificação o número 14.111. Em fevereiro, ele foi absolvido pela Justiça da acusação de ter se excedido no massacre de 111 presos do CARANDIRU, em 1992.
A polícia também queria saber dos assessores como havia sido o sábado do coronel e o que ele comeu. Para CASCIONE, tudo está ocorrendo lentamente na investigação. “O que me assusta é que está se transformando o caso UBIRATAN em uma nova RUA CUBA”, afirmou o advogado, referindo-se ao crime ocorrido em 1988, na casa 109 da Rua CUBA, nos JARDINS – o assassinato do advogado JORGE TOUFIC BOUCHABKI e sua mulher, a professora MARIA CECÍLIA. Até hoje, o assassino do casal não foi julgado pela Justiça.
“Nesse caso está havendo um tratamento diferenciado, pois nem de suspeita a polícia teve até agora a coragem de chamar essa mulher (CARLA)”, disse CASCIONE.
Por fim, ele afirmou: “Se fosse na periferia, a polícia teria cumprido mandado de busca e apreensão na casa dela, pois como é que o UBIRATAN morre e ela não vai nem ao apartamento ver a pessoa que ela diz ser seu amado na noite em que ele foi encontrado? A confissão tácita está nas entrelinhas”. A polícia informou que não vai se manifestar diante de nenhuma “alegação das partes”.     

Por volta das 13 horas estou reunido com os oficiais que irão participar do início da megaoperação amanhã, às 9:30 horas, inclusive o LUZ. Estudamos os pormenores da ação e os cuidados que deveremos ter para não vazar as informações. AMÉRICO fará sua parte em SÃO PAULO, como oficial de ligação. Caberá a ele transmitir os principais dados e receber os relatórios (no mínimo duas vezes por semana). OREZ irá para a BAHIA e de lá enviará as notícias do transcorrer da operação nas principais estradas. MÁRIO MARGARIDO, CARBAIA e PASSOS assumirão os diversos comandos. Como não posso deixar SÃO PAULO, os oficiais irão me informando tudo o que irá acontecer. Num outro ponto de SÃO PAULO ficará o CRISTIANO. Tratará da estratégia, recebendo os informes mais sigilosos, que deverão ser selecionados criteriosamente.

Às 14:30 horas, estou no MMDC. O CORONEL MENDES já esteve por algumas vezes na Sociedade e somente depois é que vamos saber que ele trouxe um serralheiro que trocou a fechadura da porta principal do MMDC, colocou uma campainha e consertou uma das janelas da porta de ferro. O melhor ainda somente ficamos sabendo quando nos reunimos no 1 º andar: o MENDES conseguiu do CAPITÃO CAPELÃO PALÓPITO um fax para o MMDC. O nosso capelão, no ano passado, já havia arrumado um computador XP, novo, colaborando para com a Sociedade que realmente precisava e ainda precisa de auxílio dos associados. Encontro o presidente GINO atarefado, assinando ofícios de outorga da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e convites para a solenidade de 2 de outubro. O Sr GERALDO FARIA MARCONDES chega logo em seguida para trazer a sua foto que fará parte da Galeria de Presidentes da Diretoria Executiva, a partir do dia 28 de setembro. Demonstra estar muito preocupado com dona JÚLIA, que não vai nada bem de saúde, sofrendo de MAL DE ALZHEIMER. Pretende ele, assim que puder, oferecer um almoço para os atuais diretores da Sociedade.
CORONEL ARY CANAVÓ, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, ALDO, Prof MARIA ODETE, MAURÍCIO MERCADANTE, estão presentes na tarde do encontro das quartas-feiras. Mas o CORONEL MENDES está preocupado com as relações das pessoas indicadas para receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, em 2 de outubro. Com isso, faz inúmeras ligações e também recebe vários telefonemas.
A tarde é chuvosa. Vamos deixar o MMDC por volta das 17:30 horas. O MENDES deixa-me na estação ARMÊNIA. O regresso para GUARULHOS é muito demorado. A VIA DUTRA está congestionada.      

A chuva desta tarde deixou em estado de atenção a capital e complicou o trânsito da cidade, que registrou atropelamentos e congestionamento. Foram registrados doze pontos de alagamento, dos quais um ficou intransitável – na altura do nº 354 da av. MARTINHO LUTERO, no CAMPO LIMPO. Às 18 horas, havia 90 km de congestionamento em SÃO PAULO, pouco abaixo da média do horário, de 107 km. O sentido LAPA-PENHA da MARGINAL TIETÊ apresentou 10,7 km de lentidão, da rodovia dos BANDEIRANTES até a rua AZURITA.

Com mais raça do que técnica, o SÃO PAULO derrotou o SÃO CAETANO por 1 a 0, no ANACLETO CAMPANELLA, e manteve a liderança do BRASILEIRO com quatro pontos de vantagem para o GRÊMIO – 49 a 45. Enquanto o time do ABC está em situação dramática – é o 18 º, com 26 pontos. O CORINTHIANS pisou no gramado do PACAEMBU com pensamento de subir na tabela e diminuir o saldo negativo de gols. A realidade, porém, foi bem diferente. Sem a vibração e garra dos últimos jogos, a equipe esbarrou na forte marcação do VASCO e só empatou, por 1 a 1. Com a igualdade, segue 6 pontos atrás dos cariocas, principais rivais corintianos na luta por uma vaga na LIBERTADORES. Na VILA BELMIRO, o empate de 1 a 1 desta noite foi decepcionante para SANTOS e FLUMINENSE. Deixou as duas equipes mais distantes da luta pelo título brasileiro.
O melhor ataque do CAMPEONATO BRASILEIRO continua arrasador. Hoje à tarde, no ESTÁDIO OLÍMPICO, o GRÊMIO deu uma surra na PONTE PRETA, que terminou com goleada de 4 a 0. Outros resultados: GOIÁS 2  x  ATLÉTICO PR 2; FLUMINENSE 1 x INTERNACIONAL 0; BOTAFOGO 2 x JUVENTUDE 1; PARANÁ 2 x FORTALEZA 0.

O presidente do PT, deputado RICARDO BERZOINI, foi afastado da coordenação da campanha da reeleição hoje à noite durante reunião que teve com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, no PALÁCIO DO PLANALTO. BERZOINI perdeu o posto por causa do seu envolvimento no episódio da compra de um dossiê contra o candidato do PSDB ao governo paulista, JOSÉ SERRA. O assessor internacional da Presidência da República, o petista MARCO AURÉLIO GARCIA, assumirá a coordenação geral da campanha nesta reta final.
Além de BERZOINI, o escândalo do dossiê fez outras duas vítimas. O ex-vereador de SÃO CAETANO, HAMILTON LACERDA foi afastado da coordenação da campanha do candidato do PT ao governo de SÃO PAULO, ALOIZIO MERCADANTE. Já o diretor de Gestão de Risco do BANCO DO BRASIL, EXPEDITO AFONSO VELOSO, pediu afastamento do cargo. Ambos estão envolvidos no escândalo. O BB aceitou o pedido de VELOSO e abriu uma auditoria interna para apurar o caso.
Afastado da coordenação da campanha de LULA a 10 dias da eleição, BERZOINI está sendo agora pressionado a deixar a presidência do PT, cargo que assumiu há um ano, depois que o escândalo do mensalão derrubou JOSÉ GENOINO. Sua saída foi formalizada numa nota lacônica e com discreto elogio a BERZOINI distribuída pelo assessor de imprensa da campanha, JOSÉ RAMOS, que destacou o “importante trabalho” do deputado.
LULA passou mais de quatro horas pela manhã reunido com a cúpula do PT, inclusive BERZOINI, e ministros palacianos discutindo a crise. Mas o presidente do partido saiu do ALVORADA dizendo, no início da tarde, que continuaria no comando da campanha. Na reunião da noite no PLANALTO, LULA disse que era preciso estancar a pressão em torno de sua candidatura e que a alternativa era a saída de BERZOINI.  

Adiado o julgamento do senador NEY SUASSUNA pelo Conselho de Ética do Senado. Ele é um dos quatro senadores acusados de integrar a máfia dos sanguessugas. O relator do processo, senador JÉFFERSON PÉRES, deve recomendar a cassação de seu mandato. SUASSUNA concorre à reeleição. Ele será julgado em 4 de outubro. Em BRASÍLIA.

O filme brasileiro CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS, do cineasta MARCELO GOMES, irá disputar uma indicação ao OSCAR na categoria de melhor filme estrangeiro. A escolha foi anunciada nesta quarta-feira pelo Ministério da Cultura. O filme, que já foi visto nos cinemas por 120 mil pessoas  e arrebatou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, venceu outros treze títulos brasileiros, entre eles: ZUZU ANGEL e O MAIOR AMOR DO MUNDO. O próximo passo é submeter a escolha brasileira à Academia de  Artes e Ciências Cinematográficas de HOLLYWOOD. Os indicados ao OSCAR serão conhecidos em 23 de janeiro de 2007.

Eleito SHINZO ABE para a presidência do Partido Liberal Democrático do JAPÃO, que controla o Congresso do país. Nesta semana, ele deve ser eleito sucessor do primeiro-ministro JUNICHIRO KOIZUME. ABE, de 52 anos, será o primeiro político nascido depois do fim da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL a chegar ao cargo de primeiro-ministro japonês. Com posições fortemente nacionalistas, ele defende o fim das limitações militares impostas pelos ESTADOS UNIDOS ao JAPÃO.

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, surpreendeu os chefes de estado e arrancou risadas ao chamar de diabo o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, e fazer o sinal-da-cruz logo em seguida, durante discurso hoje na 61 ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em NOVA YORK. De volta à VENEZUELA, CHÁVEZ disse que transformará o país numa “fortaleza inexpugnável”, e anunciou novas aquisições militares. “Ontem, o diabo esteve aqui. Há cheiro de enxofre por todos os lados”, declarou, referindo-se à passagem de BUSH pela assembléia”.

SVEN NYKVIST, o diretor de fotografia dos filmes de INGMAR BERGMAN e WOODY ALLEN, morreu hoje aos 83 anos num asilo para idosos de ESTOCOLMO (SUÉCIA). NYKVIST colaborou diversas vezes com o mestre do cinema sueco, tendo recebido duas vezes o OSCAR da categoria – em 1973, por GRITOS E SUSSURROS, e em 1982, por FANNY E ALEXANDER, dois filmes de BERGMAN. O anúncio de sua morte foi feito pelo seu filho, que acrescentou que o pai, há tempos, estava gravemente enfermo. A causa da morte não foi anunciada, mas do asilo saiu a informação de que NYKVIST sofria de afasia, doença que consiste na perda de expressão por fala, escrita ou gestos. A pessoa não apenas não fala como não compreende a palavra escrita ou falada, por lesão cerebral, sem alteração dos órgãos vocais. Este trágico isolamento marcou um triste fim para o homem que fotografou tantos clássicos de BERGMAN e que, nos EUA, ligou seu nome a um admirador confesso do autor sueco – WOODY ALLEN. Entre os títulos da parceria de NYKVIST com ALLEN, um dos mais notáveis é CRIMES E PECADOS, de 1989. NYKVIST criou um estilo de fotografia baseado na simplicidade e no realismo. Não buscava efeitos, mas criou cenas definitivas como a das quatro mulheres de branco que passeiam no jardim, no desfecho de GRITOS E SUSSURROS.

2 007     :   -   QUINTA-FEIRA
Quando chego na Avenida CRUZEIRO DO SUL, um termômetro digital marca 34 graus de temperatura. É o dia mais quente de setembro. Vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Estou preocupado com uma listagem aonde constam os nomes dos ex-combatentes cujos restos mortais estão no Monumento Mausoléu. A funcionária MARINEI fica encarregada de tirar cópia dessa listagem. Por volta das 13:30 horas estou almoçando com: CARBAIA, CRISTIANO e AMÉRICO.
Na tarde, vou entregar convites na Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP do Largo de São Francisco (onde encontro o presidente, doutor MADIA); na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (o convite fica com a secretária do doutor JOÃO GRANDINO RODAS) e na Academia Paulista de Letras (para os acadêmicos: doutor NALINI – presidente; IVES GANDRA MARTINS, MENDONÇA e PAULO BOMFIM).
Vou embarcar no metrô do LARGO SÃO BENTO, onde o calor deixa-me em situação de sonolência no retorno para GUARULHOS.
Nesta noite vou assistir o DVD “AMOR, ESTRANHO AMOR”, com TARCÍSIO MEIRA, WÁLTER FORSTER, MATILDE MASTRANGI, VERA FISCHER, XUXA MENEGHEL, MAURO MENDONÇA, OTÁVIO AUGUSTO, MARCELO RIBEIRO, ÍRIS BRUZZI. É um filme polêmico, narrado na época de GETÚLIO VARGAS, após a Revolução Constitucionalista de 1932. Um político relembra os seus momentos, quando garoto, num lugar onde sua mãe “trabalhava” e para onde fora levado pela avó. A dona da casa de tolerância (ÍRIS BRUZZI) transformara-a em lugar de conchavos e acordos de pessoas que estavam prontas para assumir o poder, nos anos 1935. Promulgada a Constituição de 1934, GETÚLIO dá novo golpe e se perpetua no poder. É nessa casa que chegam as notícias referentes ao golpe dado pelo então presidente. Os políticos fogem. O principal deles, OSMAR (TARCÍSIO MEIRA), parte para o exílio, deixando a amante (VERA FISCHER) sozinha, que se sujeita aos novos homens que dominam o poder. 

Oito dias após se livrar de um pedido de cassação, o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, se tornou alvo de mais uma investigação interna. A Mesa Diretora da Casa decidiu hoje, por unanimidade, encaminhar ao Conselho de Ética a quarta denúncia contra RENAN. Desta vez, será apurada acusação de BRUNO MIRANDA RIBEIRO, ex-marido de uma funcionária do gabinete do senador. Segundo RIBEIRO, RENAN estaria envolvido em esquema de cobrança de propina em ministérios controlados pelo PMDB. O dinheiro seria distribuído por LUIZ GARCIA COELHO, amigo do senador e ex-sócio de RIBEIRO. RENAN disse não se importar com a decisão da Mesa. “Com a quarta, com a quinta, com a sexta (denúncia), eu sou inocente”.

“EU SOU A MORTE”. Esse é o nome de um suposto grupo de extermínio formado por policiais militares de OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO, que pode ter matado 30 pessoas desde o início do ano. Hoje, policiais da Delegacia de Homicídios da cidade e da Corregedoria da Polícia Militar prenderam o PM NATANAEL VIANA FREITAS, reconhecido como autor de um assassinato em julho no JARDIM NOVO OSASCO. A Polícia Militar afirma que não tem conhecimento sobre a atuação do grupo de extermínio.
O informante da polícia JOSÉ EDINALDO DOS SANTOS, conhecido como GAGO, também teve a prisão temporária decretada. Segundo as investigações, ele seria responsável por apontar aos PMs matadores as potenciais vítimas. Na maioria dos casos levantados, os mortos tinham antecedentes criminais. A Polícia Civil ouviu depoimento de SANTOS antes de pedir sua prisão. O informante dos PMs revelou que, além de NATANAEL VIANA FREITAS, pelo menos outros treze policiais militares formariam o grupo “EU SOU A MORTE”.
Dois soldados da 2ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar seriam os idealizadores do esquadrão, segundo o denunciante. Ele revela que os dois PMs tiveram suas motocicletas furtadas e, desde então, resolveram matar pessoas envolvidas com esse tipo de crime. A testemunha conta que se juntaram aos fundadores do grupo dois sargentos, um cabo e quatro soldados da mesma companhia, além de um sargento e três soldados da 1ª Companhia do mesmo batalhão. SANTOS denunciou um soldado da Força Tática de OSASCO e afirmou que alguns policiais do 42º Batalhão também estariam atuando com o grupo. O PM NATANAEL foi preso hoje, no JARDIM VELOSO. Em sua casa, a polícia encontrou duas armas da corporação. Não houve resistência. Ele é acusado de participar do assassinato do motoboy RICARDO PEREIRA DE OLIVEIRA, de 23 anos, em 28 de julho na frente dos filhos de 2 e 3 anos. Foi reconhecido por testemunhas e por isso sua prisão foi decretada. A polícia não encontrou o informante que continua foragido.
O MAJOR PM MAURO JOSÉ FERNANDES TAVARES, porta-voz da Corregedoria da Polícia Militar, disse que já foi instaurado Inquérito Policial Militar para apurar as denúncias. “Quero salientar que a PM não tem conhecimento da existência de grupos de extermínio”. Segundo o MAJOR PM TAVARES, é preciso cautela na apuração desse tipo de denúncia. “Mesmo porque quem está indicando nomes de policiais é um informante que também teve a prisão decretada”, diz.  Segundo o major, o PM NATANAEL está na PM desde 1989. “Ele já tem na ficha alguns casos de resistência seguida de morte. Mas, até o momento, nada havia que desabonasse sua conduta profissional”.

A Corregedoria da Polícia Militar afastou hoje dois soldados suspeitos de envolvimento na maior chacina do ano, que resultou em oito mortes. As testemunhas do crime, que ocorreu sábado, dia 15 de setembro, em RIBEIRÃO PIRES, no ABC, reconheceram os acusados por meio de características físicas, já que os assassinos usaram capuzes. Outros dois soldados haviam sido afastados no dia anterior. Além dos oito mortos, três pessoas ficaram feridas na chacina. Duas delas não correm risco de morrer. M. S., de 21 anos, está em estado de coma no Hospital MÁRIO COVAS, em SANTO ANDRÉ.

O mecânico PAULO CÉSAR DE SOUZA LUIZ, de 34 anos, manteve a mulher, MARIA APARECIDADE SOUZA LUIZ, de 36, e o casal de filhos (um menino de 11 e uma menina de 6 anos) reféns dentro de casa, em OSASCO, por nove horas. Ele se rendeu por volta das 8 horas de hoje, após a chegada do irmão, SILVAL DA SILVA, de 37 anos, sargento do Corpo de Bombeiros de DRACENA, cidade natal de LUIZ, localizada a 647 quilômetros da capital. O sargento viajou cerca de seis horas e meia, durante toda a madrugada, com um colega, para ajudar no fim do cárcere privado.
Ontem, por volta das 22 horas, a mulher de LUIZ solicitou um carro do Centro de Atenção Psicossocial (CAP), serviço do governo do estado voltado à pessoas com problemas de saúde mental, para retirar o mecânico em casa, na Rua LEÃO XIII, VILA DOS REMÉDIOS, onde moram há cerca de dois anos. Segundo vizinhos, já havia cerca de três meses que ele demonstrava perturbação mental. Quando os agentes do CAP chegaram ao local, LUIZ, de 1,90 metro de altura e cerca de 90 quilos, ficou enfurecido e se trancou em um pequeno cômodo da casa, nos fundos de sua oficina. Os agentes do CAP então chamaram a polícia.
LUIZ sempre mencionava o nome de Deus ao conversar com os policiais, que ficavam próximos da porta do cômodo onde estava trancado. Ele tinha uma faca, mas, segundo a polícia, em nenhum momento ameaçou a família. As negociações foram interrompidas às 4 horas, pois o mecânico disse que voltaria a falar quando o irmão chegasse. “A única exigência que fez foi que o irmão estivesse presente”, disse o CAPITÃO PM ADRIANO GIOVANINNI, comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da PM.
O irmão do mecânico deixou a cidade de DRACENA por volta da 1 hora. Ele viajou para a capital fardado e em um carro do Corpo de Bombeiros. O sargento chegou na casa de LUIZ pouco depois das 7:30 horas. Ao ver o irmão, o mecânico largou a faca. “Ele saiu abraçado com o irmão”, disse o capitão do GATE. Às 8:15 horas, LUIZ deixou a casa no veículo do Corpo de Bombeiros. Usando terno e óculos escuros, o mecânico sentou no banco traseiro ao lado do irmão. Ele seguiu para o setor de emergência psiquiátrica do Pronto-Socorro VILA PESTANA, onde foi sedado.
A mulher e os dois filhos permaneceram em casa até as 10:20 horas, quando foram para casa de parentes em SÃO PAULO. Ao meio-dia, MARIA APARECIDA prestou depoimento à polícia. Ela e o irmão do mecânico deixaram a delegacia por volta das 14:30 horas.
PAULO CÉSAR DE SOUZA LUIZ foi internado no setor de emergência psiquiátrica do Pronto-Socorro VILA PESTANA, em OSASCO.  

Ao contrário de alguns estados e parte do interior, os carteiros da Capital e Grande São Paulo decidiram, em assembléia realizada hoje, continuar com a greve iniciada no último dia 13 por reajuste salarial. Os empregados recusaram os 3,74% de reposição da inflação, aumento real de R$60 em janeiro e abono de R$500. A proposta foi feita em conjunto pela empresa e Federação Nacional da categoria, em audiência de conciliação do Tribunal Superior do Trabalho.  Com essa definição, os trabalhadores da capital paulista e da Região Metropolitana devem aguardar o julgamento da paralisação no TST.

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, acusou hoje o Congresso brasileiro de atrasar a decisão sobre o ingresso de seu país no MERCOSUL por submissão aos interesses dos ESTADOS UNIDOS. “Estou seguro de que é a mão do império”, disse ele, ao desembarcar em MANAUS para encontro com o presidente LULA. CHÁVEZ afirmou que não vai se “arrastar” e pretende esperar “até um limite digno” por uma definição. LULA, que chegou depois do venezuelano ao hotel em que os dois se reuniriam, preferiu entrar pela porta dos fundos e não falou com jornalistas. Foi o segundo ataque de CHÁVEZ ao Congresso brasileiro em três meses. Em junho, ele disse que os parlamentares do BRASIL “repetem como um papagaio” o que os congressistas dos EUA dizem. CHÁVEZ alega que seu país cumpriu todos os requisitos para a adesão ao MERCOSUL. O senador HERÁCLITO FORTES, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, reagiu dizendo que “o senhor CHÁVEZ não tem noção do que seja conviver com o regime democrático”. 

Nesta quinta-feira, o apresentador EDU GUEDES, ex-marido de ELIANA, foi levado às pressas ao Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, após terminar a gravação do programa HOJE EM DIA, sentindo fortes dores. Após a realização de diversos exames, foi diagnosticado pedras no rim e na vesícula de EDU, o que fez a equipe médica agendar uma cirurgia para amanhã.

A atriz RENÉE ZELLWEGER foi acordada por bombeiros após um vizinho sentir cheiro de queimado saindo de seu apartamento no bairro de WEST SIDE, em MANHATTAN (EUA). O pequeno incêndio foi causado por um aquecedor e nem tinha sido notado por RENÉE.

2008      :     -       SÁBADO          K1183151    46J2204  84 16181ZE18
A Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga, por seu Diretor Superintendente, Dr GENNE CLEVER ALVES SANCHES, e o Movimento Cívico em Defesa do Parque e Monumento da Independência, representado por seu Presidente, Sr. GUILHERME THEODORO MENDES, convidam Vossa Senhoria e ilustríssima família para participar desta Cerimônia onde providenciaremos a Troca do Pavilhão Nacional, gentilmente doado pelas Lojas Maçônicas do GOSP – GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO.
LOCAL: MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA
PARQUE DA INDEPENDÊNCIA S/Nº - IPIRANGA
DIA:20 DE SETEMBRO DE 2008 (SÁBADO)
HORÁRIO: 10:00 horas.
   Com a violenta queda nas escadarias da estação SÃO JOAQUIM do METRÔ levanto hoje com dores no ombro direito, no quadril, no joelho esquerdo, e naturalmente sair de casa seria a última coisa a pensar neste sábado de convalescença do tombo espetacular. Chega a ser de maior gravidade do que aquele que tive, há muitos anos atrás, num jogo de futebol de salão, no antigo CPChq, quando fui travado pelo então TENENTE PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES (depois Cmt Geral), quase quebrando a cabeça num degrau do campo. Estou atrasado com as leituras de jornal, por causa do passeio até BOTUCATU. Vou ler os jornais de ontem na parte da manhã, bem como colocar no computador as principais notícias do dia 18. Em seguida, passo a relatar o que foi a nossa ida até o TIRO-DE-GUERRA 02-048, de BOTUCATU. Meus trabalhos neste sábado são lentos, porque meu estado de saúde não é nada bom. A vontade é não fazer nada, ficar somente deitado.   

Lendo o caderno METRÓPOLE, de “O ESTADO”, surpreendo-me com a notícia da missa de sétimo dia onde a Diretoria e funcionários do SECOVI-SP comunicam que será realizada às 18:30 horas da próxima segunda-feira, dia 22, na Paróquia ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, na Alameda LORENA, na Capital, por intenção da alma de OSWALDO FELICIANO DOS SANTOS.
O falecido GERALDO FARIA MARCONDES sempre falava bem do antigo tenente do quadro de oficiais administrativos da Força Pública, que durante muitos anos militou no SECOVI. No velório do velho combatente de 1932 OSWALDO FELICIANO DOS SANTOS esteve presente. Foi a última vez que o vi. Entrado em idade, demonstrava cansaço. Pouco tempo esteve de pé, no Monumento Mausoléu na manhã de 26 de julho. Sua morte deve ter ocorrido no início desta semana.

MARCELO DUARTE, responsável pela página “CURIOCIDADE” do JORNAL DA TARDE, publica: “O sobrado na Rua VANDERLEI, em PERDIZES, guarda na parede uma lembrança histórica da Revolução de 1932. Em 1957, a Associação das Emissoras de São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo presentearam os familiares e ex-combatentes (pelo lado paulistano) com o brasão. De acordo com o CORONEL MÁRIO FONSECA VENTURA, representante da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, “a solenidade homenageou os parentes e heróis revolucionários”.
Também MARCELO DUARTE discorre sobre uma bandeira da Revolução Constitucionalista que JOÃO ALBERTO MORAES deixou na HAMBURGUERIA MATRIZ. Em 1998, MORAES herdou a bandeira e a guardou em casa até a inauguração do MATRIZ, há dois anos.
Há uma outra bandeira da revolução que enfeita o BAR HIGIENÓPOLIS, como enfeite do estabelecimento.

O SANTOS não viu a cor da bola e perdeu por 4 a 1 para o GOIÁS, hoje, no SERRA DOURADA. A derrota foi a primeira do PEIXE no segundo turno do BRASILEIRO. A equipe do técnico MÁRCIO FERNANDES defendia uma invencibilidade de seis jogos. Outros jogos: FLUMINENSE 2 x CORITIBA 3; ATLÉTICO MINEIRO 2 x NÁUTICO 1.

A estréia do quarteto formado por DOUGLAS, DENTINHO, MORAIS e HERRERA não poderia ter sido melhor. Pela primeira vez atuando juntos, os quatro comandaram o CORINTHIANS em mais uma vitória na Série B. Desta vez a vítima foi a PONTE PRETA, que mesmo após receber às vésperas do jogo uma palestra de PAULO STORANI, ex-capitão do BOPE (a “tropa de elite” da polícia do Rio), não conseguiu superar a força corintiana e perdeu, no PACAEMBU, por 3 a 0. Com o resultado, combinado com tropeços dos principais rivais do G-4, o TIMÃO abriu 11 pontos de vantagem para o segundo colocado, o VILA NOVA (58 contra 47).

Faleceu hoje, nesta Capital, aos 83 anos, o professor e jornalista PAULO MESQUITA MENDONÇA. Formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, trabalhou nos jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, FOLHA DE SÃO PAULO e EDITORA ABRIL. Redator-chefe da revista ANHEMBI, foi também diretor das revistas REALIDADE, SENHOR, HISTÓRIA e VOGUE. Professor de História do Teatro da EAD durante três décadas, foi presidente da Associação de Críticos Teatrais de São Paulo. Deixa diversos livros publicados e, entre eles, a EVOLUÇÃO DO CONCEITO DA TRAGÉDIA. Foi também assessor da Presidência da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. O enterro realizou-se hoje à tarde no Cemitério da Consolação.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, ELENO JOSÉ BEZERRA, de 52 anos, morreu hoje em um acidente de carro na altura do km 60 da Rodovia FERNÃO DIAS, região de MAIRIPORÃ, GRANDE SÃO PAULO. O acidente aconteceu por volta das 16 horas, quando o veículo em que BEZERRA estava caiu de uma ribanceira de cerca de 120 metros.
O Corpo de Bombeiros, que fez o primeiro atendimento, acredita que o motorista perdeu o controle do veículo por causa da forte chuva que caia no momento. O filho do presidente do Sindicato, WILLIAM MELO, de 25 anos, também estava no carro e ficou ferido. Ele foi para o Pronto Socorro da região e passa bem.
O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, MIGUEL TORRES, contou que ELENO viajava para POUSO ALEGRE, em MINAS GERAIS, onde participaria de uma reunião. “É uma fatalidade que abalou todo mundo do sindicato”. TORRES também contou que o filho de ELENO teve o rosto machucado devido aos impactos. “Ele ainda está hospitalizado, em observação, mas passa bem, apesar de estar bastante abalado com a morte do pai”. Assim que souberam da morte de ELENO, vários diretores do sindicato se deslocaram até o local do acidente. Filhos de trabalhadores rurais, o pernambucano ELENO era casado pela segunda vez e tinha dois filhos. Até as 20 horas o corpo do sindicalista ainda não havia sido liberado pelo IML. O velório do presidente vai ser realizado no Palácio do Trabalhador, na Avenida LIBERDADE, O enterro será no final da tarde de amanhã. O local ainda não havia sido definido.
ELENO nasceu em 17 de julho de 1956 em CAETÉS, agreste de PERNAMBUCO, na época município de GARANHUNS. Aos 18 anos veio para SÃO PAULO em busca de capacitação profissional e para continuar os estudos. Seu primeiro emprego foi na Metalúrgica DECA, em 1975, de onde foi demitido em 1979, por participar de uma greve da categoria. Iniciou sua militância sindical e política em 1978, quando ainda estava trabalhando na empresa. Foi eleito pela primeira vez para a Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo em 1987, na chapa de LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS. Destacou-se como um dos representantes mais ativos da história da entidade. Em fevereiro de 1996, assumiu a secretaria-geral e, em 2003, a presidência do sindicato, assumindo o lugar de PAULINHO, que a partir de então passou a se dedicar exclusivamente à atividade política e às ações da FORÇA SINDICAL.

Cerca de 300 policiais civis em greve participaram de uma manifestação hoje pela manhã, em SOROCABA. Por volta das 10 horas, os grevistas se reuniram no Centro da cidade e fizeram uma passeata simbólica em um percurso de aproximadamente 500 metros. “O que chamou atenção foi o apoio à greve que os policiais militares da reserva demonstraram durante a passeata. Nenhum PM pode fazer greve, por que é considerado crime”, diz o deputado estadual MAJOR OLÍMPIO. “Mas, se o governo do Estado não fizer algo logo, até eles vão acabar aderindo, o que será uma calamidade”, completa ele, que também participou da manifestação.
Os policiais civis do Estado de São Paulo estão em greve desde terça-feira. Eles reivindicam melhores salários. Nas delegacias, só são registrados flagrantes e emergências. Para contornar o problema, desde ontem a Polícia Militar tem registrado as ocorrências quando as pessoas não conseguem fazer isso na delegacia.

A polícia de EMBU-GUAÇU aguarda os resultados de exames toxicológicos para tentar desvendar o mistério que envolve a morte de VLADIMIR RUIZ, de 31 anos. Na noite de ontem, ele foi deixado no Pronto-Socorro da cidade, já sem vida, pelo ex-vocalista da banda POLEGAR, RAFAEL ILHA ALVES PEREIRA, de 35 anos. RUIZ era ex-interno da clínica de recuperação de drogados RESSURREIÇÃO, de RAFAEL.

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR recebeu alta hoje, por volta das 13 horas, do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, onde estava internado desde quarta-feira, quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de três tumores no abdômen. De acordo com o boletim médico, “foram realizados estudos de imagem, que revelaram que os três tumores existentes foram removidos de forma completa, não existindo indício de lesões adicionais”. O vice-presidente estava fazendo tratamento com quimioterapia para controlar o câncer, mas, como o tumor reapareceu, os médicos decidiram fazer a cirurgia, a quarta na mesma região. Ao sair do hospital, ALENCAR estava bem-humorado.

Do endereço nobre na Avenida RUY BARBOSA, no FLAMENGO, onde costumava se encontrar com o então tenente da Marinha americana JOHN McCAIN, restaram apenas lembranças. Os carros luxuosos, as roupas de grife e os jantares refinados também não fazem mais parte do dia-a-dia da ex-modelo e bailarina MARIA GRACINDA TEIXEIRA DE JESUS, hoje com 77 anos. Após perder todo dinheiro nas mesas de pôquer, a ex-namorada do hoje senador e candidato à Presidência dos ESTADOS UNIDOS pelo Partido Republicano atualmente mora em uma modesta casa no distrito de SURUÍ, em MAGÉ. O imóvel foi cedido por parentes e ela vive na companhia de dois vira-latas e gatos.
Ao saber que sua casa havia sido fotografada ontem, GRACINDA, carinhosamente chamada de CHÉRI pelos vizinhos, ficou aborrecida. “Poxa, eu tinha comprado tinta para pintar a casa”. A ex-modelo hoje vive às custas de uma aposentadoria do INSS de um salário mínimo. Depois de quatro casamentos e rápidos romances, inclusive com pessoas famosas – que ela prefere não revelara as identidades – GRACINDA conta que ainda não teve um grande amor. E garante que, atualmente, está sem namorado.
O romance de McCAIN com a modelo brasileira foi narrado pelo próprio senador no livro “A FÉ DE MEUS PAIS”. O candidato à presidência dos EUA conta como a conheceu em sua passagem pelo RIO, em 1957. “Ela me levou a jantares (...) com generais e almirantes, aristocratas ricos e o presidente do BRASIL”. As histórias que GRACINDA conta, porém, têm contradições com as descritas no livro. Ela diz que saía com McCAIN em um CADILLAC conversível, enquanto ele afirma que ia buscá-la em um MERCEDES. Ela também afirma que almoçava nos navios. Já o americano, que os almoços eram no PÃO DE ACÚCAR”. A madrugada deste sábado foi de excitação. As lembranças dos bons momentos com McCAIN perturbaram o sono da ex-bailarina. “Ela não parava de falar no assunto. Demorou muito para dormir”, contou o sobrinho MODESTO AUGUSTO.

O físico brasileiro JOSÉ GOLDEMBERG foi um dos vencedores do Prêmio PLANETA AZUL 2008, uma espécie de NOBEL do Meio Ambiente concedido pela fundação japonesa ASAHI GLASS a pessoas que se destacam em pesquisa e formulação de políticas públicas na área ambiental. Essa é a primeira vez que um pesquisador da América Latina ganha o prêmio. GOLDEMBERG, que foi secretário de Ciência e Tecnologia, ministro da Educação e secretário nacional de Meio Ambiente durante o governo COLLOR, quando ajudou a articular a ECO-92, será homenageado por suas “grandes contribuições na formulação e implementação de políticas associadas ao melhor uso e conservação da energia”.
Ex-reitor da Universidade de São Paulo e professor do Instituto de Eletro-técnica e Energia da USP, GOLDEMBERG também atuou como secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Ao longo de sua carreira como físico nuclear, desenvolveu o conceito conhecido como “technological leapfrogging”, segundo qual os países em desenvolvimento poderiam dar um “salto tecnológico” com o uso de energias limpas, como o etanol, em vez de depender do modelo energético de países ricos.

Um caminhão-bomba explodiu hoje diante do luxuoso hotel da rede americana MARRIOTT uma das mais bem vigiadas instalações particulares da capital do PAQUISTÃO, ISLAMABAD – deixando 40 mortos, informou a polícia. Segundo a agência FRANCE PRESSE, citando fontes hospitalares, foram pelo menos 60 mortos. A agência REUTERS informou que a polícia local confirmou a morte de 40 pessoas. O número de feridos se aproxima de 200 e, até à noite, policiais e bombeiros ainda buscavam por desaparecidos entre os seis andares do edifício em chamas, que estava em risco de desabar. Para fugir do fogo, algumas vítimas se jogavam das janelas do hotel.
O MARRIOTT, mais luxuoso hotel de ISLAMABAD, serviu de base para os principais veículos de comunicação do planeta após os ataques de 11 de setembro de 2001 e a posterior ofensiva militar lançada pelos EUA ao vizinho AZEGANISTÃO. Rede de TV, como as americanas CNN, ABC e NBC, e a britânica BBC, locaram posições no telhado do edifício para a emissão de seus boletins. Na época, o “ESTADO” também utilizou as instalações do hotel. Os clientes mais freqüentes são estrangeiros que visitam áreas seguras da CAXEMIRA. Os restaurantes do lobby oferecem comida ocidental e, no subsolo, um clube noturno só para estrangeiros é praticamente o único local de ISLAMABAD no qual é possível consumir bebidas alcoólicas de modo legal.      

Depois da concordata do LEHMAN BROTHERS, do salvamento do grupo AIG e da ameaça de novas bancarrotas, o governo americano decide apagar o incêndio que consome o sistema financeiro mais poderoso do mundo.
O maior resgate financeiro dos ESTADOS UNIDOS desde a GRANDE DEPRESSÃO dos anos 1930 custará 700 bilhões de dólares. Esse é o valor que consta do projeto entregue hoje de manhã por representantes do governo GEORGE W. BUSH a lideranças republicanas e democratas do Congresso. O texto pede autorização de deputados e senadores para que a Secretaria do Tesouro possa recomprar hipotecas e dívidas podres até esse limite ao longo dos próximos dois anos. O plano também prevê o aumento do limite de endividamento do setor público de 10,6 trilhões de dólares para 11,3 trilhões, mas não detalha o que o governo obterá em troca das instituições financeiras. Para o comentarista ANATOLE KALETSKY esse é o prelúdio de uma crise mais complexa. “Atacamos os sintomas sem fazer o diagnóstico”, alerta o ex-primeiro-ministro espanhol FELIPE GONZÁLEZ. “Está provado que a ‘mão invisível’ do mercado não existe”, crava o economista HAZEL HENDERSON.

2 009      :       -     DOMINGO
Faleceram neste domingo: CORONEL PM Ref RUBENS JOSÉ DA ROCHA. Nasceu em 10 de maio de 1945; MAJOR PM Ref BENEDITO JOÃO. Nasceu em 22 de junho de 1925.

Uma data de descanso. Visito a HEMEROTECA VENTURA. Organizo o arquivo dos cadernos de jornais referentes a “ECONOMIA”. Uso o computador do JOÃO GOMES para imprimir as últimas páginas do livro “SET9-16-18”.
Recebo dezenas de e-mails. Vários são contra TOFFOLI, tal como estes que estou inserindo em minhas memórias:
SUPREMO ERRO – JUSTIÇA EM RISCO
Excelentíssimos Senhores Senadores da República e Ministros do Supremo Tribunal Federal:
Em Ensaio sobre a Lucidez, o autor José Saramago desenvolve uma crítica mordaz às instituições do poder político. Fazendo um paralelo dessa obra com a realidade brasileira, é possível dizer que, sob o manto limitado de um dispositivo isolado da Carta Política, podem ser extraídos vetores de natureza autoritária. Lúcido é quem os enxerga e os confronta pelos meios democráticos. Atentos aos requisitos constitucionais explícitos e implícitos para escolha de membros do Supremo Tribunal Federal (STF), os signatários desta Carta Aberta vêm a público manifestar preocupação com o viés puramente político na indicação de nomes para a sucessão, na Corte Suprema, do Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, em decorrência de seu precoce falecimento. Um dos nomes cogitados - que chama muita atenção por ser apontado como o favorito do Presidente da República - é o de José Antonio Dias Toffoli, atual Advogado-Geral da União (AGU). A perplexidade e indignação decorrem da explícita relação político-partidária entre Toffoli e o atual Chefe do Poder Executivo da União e do fato de este ser, aparentemente, o único fundamento para a preferência por sua indicação ao STF pelo Presidente. A biografia do candidato favorito do Presidente da República ao cargo de Ministro do STF não preenche os fundamentos constitucionais que imprimem a meritocracia na Justiça brasileira, com vistas a garantir a qualidade das decisões e sua credibilidade perante a sociedade.
Com apenas 41 anos, Toffoli traz, sob a ótica acadêmica, apenas a conclusão do curso de bacharel em Direito em 1990. Além disso, ministrou aulas no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) de 1996 a 2002.
No plano profissional, tem-se que, em 1995, Toffoli ingressou na Câmara dos Deputados por meio do cargo em comissão de Assessor Parlamentar da Liderança do Partido dos Trabalhadores. Também foi advogado do Partido dos Trabalhadores e atuou na defesa de campanhas do atual Presidente da República em 1998, 2002 e 2006. Tal biografia é timidamente ampliada pela ocupação do cargo em comissão de Chefe de Gabinete da Secretaria de Implementação das Subprefeituras do Município de São Paulo em 2001; pela consultoria jurídica, de 1993 a 1994, ao Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT Nacional; pela assunção do cargo em comissão de Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005, durante a nada saudosa gestão do ex-Chefe José Dirceu. Em maio de 2007, Toffoli foi convidado pelo Presidente da República e assumiu a Advocacia-Geral da União. Toffoli também não ostenta nenhuma ocupação de cargo efetivo específico da área jurídica ou, pelo menos, aprovação em concurso público das carreiras que integram tal área. Sua passagem pela administração pública, até agora, limitou-se à ocupação de cargos em comissão, para os quais não se exige aprovação em concurso público, nem mesmo prova de títulos, cuja indicação, via de regra brasileira, é pautada em recompensas político-partidárias. No plano da advocacia especificamente, a atuação de Toffoli apresenta-se umbilicalmente ligada à atuação político-partidária e sindical, inclusive no que tange à sua indicação para a AGU.
O notório saber jurídico é requisito fundamental imposto pela Constituição, o qual precisa ser comprovado como condição prévia para aprovação do nome indicado para Ministro do STF. Como é que, sem aprovação em concurso público, sem doutorado, sem mestrado, sem especialização alguma, sem publicação de livros, o Presidente da República poderá justificar o favoritismo de Toffoli para sua indicação ao cargo vitalício de Ministro do STF? Antes mesmo de ser oficializada a indicação de Toffoli para o STF, líderes do Governo já entram em campo na tentativa de vencer a resistência oposicionista ao nome do AGU. O discurso, vazio por sinal, procura comparar o caso de Toffoli ao do atual Presidente do Supremo, Gilmar Mendes, que chegou à Corte depois de comandar a AGU no governo Fernando Henrique. Longe de politizar a questão, é notório que a comparação é simplesmente descabida. Enquanto a biografia de Toffoli se sustenta, basicamente, na conclusão do curso de Direito, a de Gilmar Mendes ostenta, além de ter sido integrante da carreira de Procurador da República com atuação em processos do STF (1985-1988), os seguintes títulos obtidos muito antes da sua indicação a Ministro da Corte Suprema em 2002: 1) o título de Doutor, com a tese "Die abstrakte Normenkotrolle vor dem Bundesverfassungsgericht und vor dem brasilianischen Supremo Tribunal Federal" -- O Controle abstrato de normas perante a Corte Constitucional Alemã e perante o Supremo Tribunal Federal - (400 p.), desenvolvida sob a orientação do Professor Hans-Uwe Erichsen, Reitor da Universidade de Münster - RFA. Aprovado com o predicado Magna cum laudae - novembro de 1990; 2) Westfälische Wilhelms - Universität zu Münster, RFA - Conclusão do Curso de Mestrado (Magister Legum - L.L.M.), com a apresentação do trabalho "Die Zulässigkeitsvoraussetzungen der abstrakten Normenkontrolle vor dem Bundesverfassungsgericht" (Pressupostos de admissibilidade do Controle Abstrato de Normas perante a Corte Constitucional Alemã), desenvolvido sob a orientação do Professor Hans-Uwe Erichsen, Reitor da Universidade de Münster-RFA - 1988 e 1989; 3) Universidade de Brasília - Conclusão do Curso de Mestrado em Direito e Estado, com a dissertação "Controle de Constitucionalidade: Aspectos Jurídicos e Políticos", desenvolvida sob a orientação do Ministro José Carlos Moreira Alves (aprovado com distinção), 1987; 4) Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (1978); 5) participação em 5 (cinco) obras coletivas e individuais; 6) Autor de inúmeros artigos sobre Controle de Constitucionalidade, Direitos Fundamentais, Teoria da Legislação, Interpretação Constitucional, Direito Administrativo, Reforma Constitucional e Reforma do Judiciário; 7) Professor de Direito Constitucional de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Isso é exemplo do real significado da expressão constitucional “notório saber jurídico”. A comprovação do notório saber jurídico não é condição que possa ser cumprida ao bel-prazer e segundo critérios pessoais – quiçá paroquiais – empreendidos pelo Presidente da República. Trata-se de exigência constitucional que não pode ser negligenciada, pois o que está em jogo é a credibilidade da Justiça. O propósito desta Carta Aberta, todavia, não é o de desmerecer Toffoli. O que se pretende é contextualizar, de forma clara e isenta, as informações que o próprio candidato favorito do Presidente divulga na página eletrônica da AGU. E tais informações evidenciam que, por ora, ele não cumpre os requisitos mínimos necessários para comprovar o seu notório saber jurídico, definido pelo Texto Fundamental como uma das principais exigências para a escolha e aprovação de Ministro do STF pela Casa Senatorial. Impende frisar que a Constituição, em seu artigo 93, imprime a meritocracia no seio da magistratura brasileira, seja pelo reconhecimento do acúmulo do saber em decorrência do tempo de atividade judicante, seja pelo merecimento em face da notoriedade do saber jurídico que qualifique como extraordinária a promoção de Justiça pelo magistrado, em face de ações que ensejam louvor e aplausos. Em resumo, pode-se dizer que a toda Justiça brasileira é pautada no princípio da meritocracia.
A AGU é a instituição técnica que representa a União (como ente da Federação), judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos de lei complementar, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. O titular da AGU é livremente indicado pelo Presidente da República, à semelhança da indicação para um cargo em comissão, com a única diferença que a Constituição fixa alguns critérios como a idade e a exigência da comprovação de notório saber jurídico e reputação ilibada.
Pois bem. Um erro nessa indicação não é desprezível, mas não se compara ao erro na escolha do nome que ocupará o cargo vitalício de Ministro do STF. Isso porque, todas as manifestações do AGU na esfera judicial passam pelo crivo da Procuradoria-Geral da República e do próprio STF, que podem promover a correção do rumo. Além disso, tal erro pode ser resolvido com o término do mandato do Chefe do Poder Executivo, cessando o ônus de uma indicação equivocada para a sociedade brasileira. Já o erro na escolha de Ministro do STF é um SUPREMO ERRO. Primeiro, porque se trata da Corte Suprema que dá a palavra final das questões jurídicas mais complexas e de maior relevância para a Nação. Segundo, porque os Ministros do STF gozam de vitaliciedade, o que por si só justifica a necessidade de maior rigor por ocasião da escolha dos nomes e da aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, conforme determina o artigo 101, parágrafo único da Constituição.
Tal exigência tem por finalidade submeter ao crivo da Casa Senatorial a observância de todos os requisitos constitucionais, explícitos e implícitos, de forma a evitar eventuais erros na escolha dos nomes e assegurar a independência e a credibilidade do Poder Judiciário, pressupostos fundamentais para o exercício de suas atribuições, notadamente a guarda da Constituição.
Embora a Constituição Cidadã não especifique com riqueza de detalhes uma lista extensa de condições para a escolha de Ministros da Corte Suprema do País, não podemos perder de vista o verdadeiro significado das condições explícitas, as quais não afastam os requisitos implícitos perpassados em toda a Carta Política, notadamente o princípio da moralidade. Exemplo disso pode ser extraído do teor da Súmula Vinculante nº 13 do STF.
O principal fundamento para edição da referida Súmula Vinculante reside no artigo 37 da Lei Maior, que determina a observância aos princípios norteadores da administração pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sendo, inclusive, auto-aplicáveis.
Isso porque, segundo o Ministro Menezes Direito, "não é necessária lei formal para aplicação do princípio da moralidade". Na mesma vertente, o Ministro Ricardo Lewandowski, relator do recurso extraordinário, afirmou que é "falacioso" o argumento de que a Constituição não vedou o nepotismo e que, então, essa prática seria lícita. Segundo este Ministro, tal argumento está "totalmente apartado do ethos que permeia a Constituição Cidadã".
Pelo princípio da moralidade administrativa, não basta o fiel cumprimento da legalidade pela literalidade do vernáculo, devendo, ainda, respeitar-se os princípios éticos, de razoabilidade e de justiça. Ora, não é porque a Constituição não exige explicitamente a comprovação de conclusão do curso de bacharel em Direito, que o Presidente da República pode entender como ética, razoável e justa a indicação de qualquer pessoa que, segundo seus critérios e valores pessoais ou paroquiais, seja “merecedora” do rótulo de detentor de notável saber jurídico para ocupar as cadeiras da Corte Suprema. Por notável saber jurídico, é compulsório entender “extraordinário, digno de apreço ou louvor”. Partindo dessa premissa, a indignação e preocupação dos signatários desta Carta Cidadã se revelam oportunas e necessárias, pois a biografia de Toffoli não pode, nem de longe, ser considerada extraordinária ou digna de louvor. Aparelhar a AGU e outros órgãos do Poder Executivo com fiéis operários e sindicalistas com ligações político-partidárias não representa o mesmo risco para a sociedade - que indicações com esse viés podem representar para a Corte Suprema. O que está em jogo, como dito, é a credibilidade do Poder Judiciário, cuja missão primordial é a de guardião-mor da Lei Fundamental que instaurou o Estado Democrático no País. No limite da reflexão, o que está em jogo - ou em risco - é a Democracia. A razão de tanta preocupação e indignação que aflora no cenário jurídico e na sociedade como um todo é a sustentação puramente político-partidária de uma eventual indicação de Toffoli, visto que nem o mais liberal dos analistas, com imparcialidade, conseguiria extrair do currículo desse potencial indicado do Presidente da República valores que possam consubstanciar notório saber jurídico exigível para suceder, à altura, o Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, jurista de admirável trajetória, notadamente no campo da magistratura. Opções qualitativas não faltam no cenário brasileiro. Dentre os detentores de vasto e sólido saber jurídico e de reputação ilibada, com atuação na defesa da democracia e da cidadania digna de louvor, destacam-se os seguintes nomes, dentre outros: a) Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, Procurador-Geral da República de 2005 a 2009; b) Francisco Cesar Asfor Rocha, Ministro e atual Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); c) Teori Albino Zavascki, Ministro do STJ; d) Luís Roberto Barroso, Procurador, advogado e Professor de Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sem qualquer especialização e aprovação em concurso público específico das carreiras jurídicas em sua bagagem, os atributos-base que poderiam sustentar a desatinada indicação de Toffoli à vaga do STF são os seguintes: a) longa atuação político-partidária e sindical, com passagem pela administração pública tão-somente por meio da nomeação para cargos em comissão, cuja indicação nem sempre respeita a meritocracia que deve pautar a ocupação de cargos públicos, inclusive os cargos de livre nomeação e exoneração para os quais não se exige aprovação em concurso público; b) “cair nas graças” do Presidente da República, seu cliente de assessoria jurídica durante as campanhas eleitorais por quase uma década. Restará, se consumada a propagada indicação de Toffoli, a apreciação pelo Senado Federal. A sociedade brasileira espera que o Senado rejeite indicações pautadas meramente em relações político-partidárias. E para que episódios como esse não se tornem mais corriqueiros, deveria o Congresso Nacional avançar com determinação na discussão de Projeto de Emenda à Constituição em tramitação, no qual se discute mudança na forma de escolha dos Ministros do STF (PEC 30, de 2008). O Poder Legislativo contribuiria assim para o fortalecimento do outro Poder da União, o Judiciário, e evitaria que o Executivo, sem o mínimo constrangimento e sem compromisso algum com o interesse público, com a meritocracia e a credibilidade do Judiciário, planejasse e editasse a alteração constitucional ao seu bel-prazer. Ao indicar José Antonio Toffoli, pelas razões explicitadas, o Presidente da República dirá que está escrito no artigo 101 do exemplar da Constituição de 1988, que algum conselheiro, certamente o melhor, lhe fez a seguinte leitura: “O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de extrema confiança do presidente da República e deste, preferencialmente, conselheiro jurídico, podendo ainda, se as circunstâncias permitirem, possuir notável saber jurídico e reputação ilibada.” Pobre Supremo! Mas pelo menos, a Constituição não seria rasgada por um de seus guardiões antes mesmo do juramento de posse. Para evitar essa triste realidade que está prestes a se materializar, os signatários desta Carta Aberta vêm a público protestar e reivindicam que o Senado Federal, no exercício de sua prerrogativa constitucional, rejeite quaisquer indicações do Presidente da República à vaga no STF que não estejam em conformidade com os requisitos constitucionais, explícitos e implícitos, de forma a preservar a meritocracia e a credibilidade que devem pautar o Poder Judiciário brasileiro. A sociedade brasileira não aceita mais que episódios de total afronta ao Estado Democrático de Direito. É necessário que a escolha do sucessor para ocupar a vaga deixada pelo ilustre Ministro Menezes Direito na Corte Suprema seja pautada na ética, na razoabilidade e, acima de tudo, na justiça, considerados valores supremos de uma sociedade evoluída.
Brasil, 17 de setembro de 2009.
Reinaldo Azevedo
LULA QUER NO STF QUEM FOI REPROVADO 2 VEZES EM CONCURSO PARA JUIZ DE 1ª INSTÂNCIA. É O PETISMO.
Com a morte de Menezes Direito, ministro do Supremo Tribunal Federal, cabe a Lula indicar o substituto. De novo! O seu preferido é o atual advogado geral da União, José Antônio Dias Toffoli, de 42 anos. Já comentei isso aqui. O que não está suficientemente claro é que Toffoli ainda não está intelectualmente preparado para o cargo, não tendo também, entendo, condições políticas de exercê-lo. Por quê? Porque ele foi reprovado não uma, mas duas vezes em concursos públicos para juiz de primeiro grau em São Paulo. Ele já esteve antes no governo, a primeira vez servindo a José Dirceu, na Casa Civil. Entre aquela experiência e a AGU, voltou à advocacia privada. Advogados, nessas circunstâncias, encontram clientes que são verdadeiros aviões. Eles podem até lhes robustecer o currículo e o cofre - sem qualquer ilação maliciosa aqui -, mas podem lhes comprometer certas aspirações legítimas, mas tornadas impróprias. Calma, leitor. Não fique aflito. Farei como o redivivo Belchior na música Medo de Avião: pegarei na sua mão. Tenho a certeza de que você entenderá.  Primeiro aos concursos.
Toffoli foi reprovado no 165º e no 166º concursos para juiz de primeiro grau em São Paulo, nos anos de 1994 e 1995, respectivamente. Nas duas vezes, bombou na primeira fase do concurso, naquela de Conhecimentos Gerais e noções básicas, muito básicas, de direito. Tempo para estudar não lhe faltou, não é? Ele se formou em 1990. Ora, o que se exige de um ministro do Supremo? Notório saber jurídico. A rigor, qualquer um pode ser ministro, até Lula. Não precisa de diploma nem mesmo de torneiro mecânico. Basta ter o tal "notório saber". e não ficar com sono quando lê um livro. Goste-se ou não dos concursos, o fato é que são reconhecidos pela Justiça como um dos critérios de acesso para grupo tão seleto. E Toffoli levou pau duas vezes. Não é assim porque eu quero. É assim porque ele não passou nas provas de Conhecimentos Gerais.
"Ora, dirá alguém, e daí?" Daí que, até onde acompanho, as coisas começariam a ficar bem esquisitas para ele - além da suspeita óbvia de que as reprovações indicam insuficiência. Como ministro do Supremo, uma de suas tarefas seria, inclusive, julgar recursos originários de um tribunal de São Paulo, onde foi reprovado. Não dá. Ele é novo ainda: tem apenas 42 anos. Se quer mesmo chegar ao Supremo, deve trilhar o caminho das leis. Ocorre que ele escolheu o da política. Há 14 anos, em 1995, era um jovem de apenas 28. Em vez de continuar a rachar o coco para ser juiz, optou por ser assessor parlamentar da liderança do PT na Câmara Federal, onde ficou até 2000. Vale dizer: desistiu de ser juiz. Só voltou a pensar no assunto quando começaram a surgir vagas no Supremo.
Com a devida vênia: sem ser bom o bastante para a primeira instância, Toffoli quer logo a última instância? É preciso mais prudência e menos vaidade, não é mesmo? "Ah, Reinaldo, Einstein teve problemas nas aulas de matemática, e Mozart era tido como idiota". Tá bom. Então a gente nomeia Toffoli depois que ele entregar a sua Teoria da Relatividade ou a sua Flauta Mágica.
Só para vocês terem uma idéia: a OAB exclui de sua lista de indicações para a formação do quinto constitucional profissionais que tenham sido reprovados nesses concursos. Acreditam que a reprovação é evidência de falta o "notório saber jurídico". A questão óbvia que se coloca é esta: alguém reprovado no concurso para juiz de primeira instância vai se tornar logo desembargador? E há o aspecto político. Vamos ver.
Cartilhas sumidas
Vocês se lembram daquela história das cartilhas impressas pela Secom, quando Luiz Gushiken era o titular da área, que o Tribunal de Contas da União jamais conseguiu encontrar? Pois é. A íntegra da história está aqui, em link aberto. Segue um trecho da reportagem de VEJA, de setembro de 2006, para que vocês lembrem do que se trata.
Por quase um ano os desdobramentos do escândalo do mensalão ofuscaram um mistério envolvendo as contas de publicidade da Presidência da República. No calor da CPI dos Correios, em outubro de 2005, uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) notou que faltava a comprovação de 11 milhões de reais dos gastos da Secretaria de Comunicação (Secom), subordinada diretamente à Presidência. O tribunal apontou superfaturamento na aquisição de materiais gráficos e não encontrou provas da manufatura e distribuição de quase 2 milhões de exemplares de um total de 5 milhões de revistas e encartes que a Secom mandou produzir. Os folhetos continham propaganda do governo e críticas à administração anterior. A Secom não reconheceu o diagnóstico de superfaturamento e pediu mais prazo para fornecer os comprovantes dos encartes "desaparecidos", alegando que eles não haviam sido guardados pelas agências de publicidade encarregadas de encomendar a execução dos serviços gráficos.
Muito bem. Depois de ter pedido prazo, a Secom compareceu com uma justificativa no mínimo estranha, que poderia ter sido dada logo de cara. Em vez de entregar as cartilhas à secretaria, as duas agências de publicidade as teriam repassado diretamente ao PT, que  logo as entregou ao povo. Huuummm. E quais eram as agências que cuidavam do assunto? Informo com um trecho daquela mesma reportagem:
A primeira delas, a Duda Mendonça & Associados, leva o nome do célebre marqueteiro baiano especialista em rinhas de galo, caixa dois e contas não declaradas no exterior. A segunda é a Matisse, originalmente de Campinas, onde atuava como empresa de médio porte até conquistar, para surpresa geral, a conta da Presidência da República. A Matisse pertence a Paulo de Tarso Santos, publicitário amigo do presidente e marqueteiro das duas primeiras campanhas fracassadas de Lula ao Planalto, em 1989 e 1994.
E Toffoli nisso tudo? Ele foi o advogado da Matisse nesse caso e defendeu a tese de que não haveria nada de errado em material impresso com dinheiro público ser distribuído por um partido se ficasse provado que ele era mais eficiente nessa distribuição do que o próprio governo. Imaginem uma tese como essa iluminando uma Corte Suprema.!! Você paga imposto, leitor? Deixe de pagar e prove ao governo que você é mais eficiente em transformar aquela grana em benefício aos pobres. Dada a argumentação de Toffoli, a exemplo do "partido", você também é um ente privado distribuindo o que pertence ao público. A diferença, creio, é que o dinheiro que você paga pode ser comprovado. A existência daquele lote de cartilhas? Bem, isso nunca ninguém conseguiu provar.
Como já vimos, Toffoli começou a trabalhar para o PT em 1995, ano da sua segunda reprovação no concurso para juiz de primeira instância. Depois, foi advogado de Lula nas campanhas eleitorais de 1998, 2002 e 2006 - sim, há menos de três anos. Estava naquele intervalo entre a Casa Civil e a AGU. Foi quando teve clientes privados, como a Matisse . Como já escrevi, advogados com essa bagagem conseguem clientes privados que são verdadeiros aviões do mundo dos negócios. Não tenho dúvida de que Toffoli tem uma brilhante carreira na advocacia privada.
Ademais, até onde alcanço, seria a primeira vez que um presidente da República indicaria para o Supremo alguém que tenha sido seu advogado pessoal. Sim, Toffoli trabalhava para o petismo, mas ele era advogado de Lula: em 1998, em 2002 e em 2006.
Nem aí
Lula é quem é. Já desenvolvi aqui a minha tese sobre a sua falta de superego. Ou vocês se esquecem de que ele fez a concessão de uma rádio ao filho de Renan Calheiros no auge da crise do Senado? Até poderia tê-lo feito depois, esperando baixar a poeira. Mas vocês sabem como ele é movido pelo espírito "ninguém manda ni mim", não é?
O presidente pode indicar Toffoli apesar desses óbices todos? Pode. Toffoli é que deveria, a esta altura, ter um pouco de simancol. Dado o seu currículo, jovem ainda, ele tem uma brilhante carreira pela frente no mundo privado, é um verdadeiro avião. Não tem por que ser o Renan Calheiros de Lula no Supremo.
Sempre restaria a suspeita de que ele só teria passado nesse "concurso" porque o examinar de Conhecimentos Gerais era Lula.
Serviço - Política de Privacidade - Página inicial do Google

Meus amig@s
Assisti ontem, 19/09/2009, pela manhã, aqui em São Paulo, à palestra proferida pelo Senhor General Heleno sobre a Amazônia Brasileira, para cerca de 400 ouvintes.
O General, logo de início, disse não ser candidato a nada e que não é filiado a nenhum partido político e que seu partido é o Exército Brasileiro. Sua palestra, por mais de 2 horas,  foi rica de ensinamentos sobre a Amazônia no contexto nacional e internacional. Foi ético e cavalheiro todas as vezes em que se referiu a pessoas do primeiro escalão do governo federal.
Ao final foi respeitosa e entusiasticamente aplaudido, de pé, por todos os presentes e homenageado a seguir.
Devido  ao adiantado da hora não pode responder às dezenas de perguntas que os ouvintes prepararam e encaminharam à mesa composta pelos organizadores da palestra.
Dentro de menos de 2 anos termina seu tempo no serviço público.
Sou um velho miliciano da Polícia Militar do Estado de São Paulo (há 53 anos), e me sentiria bastante orgulhoso se ele pudesse vir a ser o nosso próximo Presidente da República.
Muito obrigado Senhor General. Que Deus ilumine o seu caminho.
Recovê.
S E L V A ! ! !
Claudovino de Souza

Além dessas mensagens GIANNOCCARO manda-me a música “SENTADO À BEIRA DO CAMINHO” em italiano; CORONEL PM NUNES envia o suicídio de um deputado corrupto à frente da TV (seria bom que os políticos brasileiros, também corruptos, fizessem o mesmo); CLAUDOVINO fala sobre OS CAMALEÕES e sobre o Direito de Espernear; nosso CMT HORÁCIO envia um e-mail sobre a RÚSSIA; o CORONEL PM KLÉBER me presenteia com CASABLANCA (a célebre cena em que A MARSELHESA suplanta o HINO NACIONAL ALEMÃO). Ele também me envia MERCEDES SOSA e BETH CAMARGO, e as Cataratas do NIAGARA. CORONEL PISANI encaminha cenas escabrosas, muito violentas, do governo do IRÃ.
RONALDO completa 33 anos no dia 22. Queria, hoje, a festa antecipada no PACAEMBU. Gols e principalmente a vitória corintiana. Era sua volta aos campos, após 56 dias parado. Só faltou um detalhe: combinar todo o script imaginado com o adversário. Com um fraco futebol, o time sucumbiu à força do GOIÁS e foi derrotado por 4 a 1. Ficou mais distante do título brasileiro – segue sete pontos atrás do líder PALMEIRAS, que tem uma partida a menos – e agora se concentra para enfrentar o SÃO PAULO, domingo, no MORUMBI.
O jogo contra o PALMEIRAS, em PRESIDENTE PRUDENTE, em 26 de julho, havia sido o último de RONALDO. Recuperado de uma fratura na mão e a lipoaspiração, o FENÔMENO sonha com a seleção brasileira. Quer mais uma COPA DO MUNDO no seu currículo. Precisa, porém, mostrar mais do que o apresentado hoje.

Os times que disputam a liderança do Campeonato Brasileiro deram a impressão de que não quiseram tomá-la do PALMEIRAS. Nesta rodada, tiveram boa oportunidade, mas a desperdiçaram. O time alvi-verde, na ponta, só joga na quarta-feira, dia 23, diante do forte CRUZEIRO, no Mineirão. No sábado, o INTER tropeçou no VITÓRIA (derrota por 2 a 0) no BARRADÃO. Hoje, o SÃO PAULO decepcionou na primeira chance que teve. O SANTO ANDRÉ abriu mão de jogar em casa e veio para empatar, por 1 a 1. Outros resultados: GRÊMIO 5 x FLUMINENSE 1; FLAMENGO 3 x CORITIBA 0; AVAÍ 4 x BARUERI 0; SANTOS 0 x BOTAFOGO 0.

No início da noite, com a terceira edição da VIRADA ESPORTIVA já praticamente encerrada, o secretário municipal de Esportes, WÁLTER FELDMAN, anunciou que a expectativa dos organizadores se confirmou, com a participação de 3 milhões de pessoas durante as 34 horas de atividades. Um dos destaques da VIRADA foi a pista de corrida de kart, na Estação da LUZ. Na madrugada, centenas de jovens foram ao XTREME CLUB, na CHACARA SANTO ANTÔNIO, onde as atividades esportivas eram embaladas por música eletrônica.

Quem passava pela manhã pelo Centro da capital deve ter estranhado: carros de bois percorriam a Avenida SÃO JOÃO, numa cena que seria até aceitável, se o calendário marcasse uma data de 200, 300 anos atrás. O cortejo, que fez o trajeto entre o LARGO DO PAISSANDU e a AVENIDA FRANCISCO MATARAZZO, era parte das atividades de encerramento do REVELANDO SÃO PAULO – 13º Festival da Cultura Paulista Tradicional, no PARQUE DA ÁGUA BRANCA. Outro grupo de tropeiros, no mesmo horário, saía da FREGUESIA DO Ó

Pela terceira vez nos últimos cinco dias, ladrões invadiram uma casa e torturaram uma família. Hoje, o crime ocorreu no JARDIM DAS FLORES, em OSASCO. Por volta das 7:30 horas, um auditor fiscal de 58 anos, sua mulher, bióloga de 55, a filha, de 30, e o sobrinho, de 19, foram amarrados, amordaçados e agredidos pelos assaltantes. Mas o filho, de 26 anos, conseguiu escapar pela janela do banheiro, pular o muro da casa do vizinho e chamar a polícia. Os ladrões carregavam os três carros da família com jóias, celulares, notebooks e 7.350 reais quando a polícia chegou. RAPHAEL DE OLIVEIRA NUNES, de 20; BRUNO LUIZ HONORATO DOS SANTOS, de 23 e RAFAEL LIMA SANTANA, de 21, foram cercados e presos em flagrante.

Três guardas municipais foram agredidos a coronhadas e baleados ontem à noite em uma base da guarda em SOROCABA. Os bandidos fugiram levando as armas dos guardas e um colete à prova de bala. Ninguém havia sido preso até a noite. Os guardas estão internados no Hospital Regional da cidade. O caso mais delicado é da guarda civil feminina, baleada nas costas, que sofreu lesão medular.

O padre italiano RUGGERO RUVOLETO, de 52 anos, executado com um tiro na testa na casa paroquial da Arquidiocese de MANAUS, pode ter sido morto por traficantes, por vingança, pois combatia o tráfico de drogas na região. Outra hipótese da polícia é que ele tenha sido vítima de roubo, seguido de morte. O padre foi colocado de joelhos antes de ser morto. Três suspeitos foram presos. Hoje, a arquidiocese realizou missa de corpo presente, seguida de protesto dos moradores do bairro.  O corpo de RUGGERO será trasladado para a cidade de PÁDUA, na ITÁLIA, diocese de origem dele. RUGGERO RUVOLETO, conhecido no BRASIL como ROGÉRIO, estava há dois anos em MANAUS.     

Faleceu hoje, em BRASÍLIA, aos 87 anos, o jornalista PAULO CABRAL DE ARAÚJO, que durante 22 anos ocupou a presidência do Condomínio Acionário dos Diários Associados. Vítima de câncer, ele ocupou ainda a presidência da Associação Nacional de Jornais (ANJ). CABRAL exerceu carreira política paralelamente ao jornalismo. Foi prefeito eleito de FORTALEZA, de 1951 a 1955, deputado estadual e secretário-geral do Ministério da Justiça no governo ERNESTO GEISEL.
Natural de GUAIÚBA (CE), o jornalista presidiu a ANJ entre 1994 e 2000, liderando uma série de inovações na entidade e marcando posição firme em defesa da liberdade de imprensa e do direito à informação. Em nota, a ANJ lamentou a morte de seu ex-dir

Autoridades americanas detiveram ontem três afegãos investigados por envolvimento no planejamento de um suposto atentado a bomba nos EUA, sendo um deles suspeito de ter recebido treinamento em campos da AL-QAEDA, no PAQUISTÃO, para fabricação de explosivos. Por enquanto não há provas contra eles de ligação com o terrorismo.

O criador do manga (popular série de quadrinhos e desenhos animados japonesa) “SHIN-CHAN”, YOSHITO USUI, de 51 anos, foi encontrado morto nove dias depois de ser dado como desaparecido em uma região montanhosa do JAPÃO. A polícia das províncias de GUNMA e NAGANO tinha iniciado as buscas em 11 de setembro, quando USUI disse que sairia para passear. Seu corpo foi achado no sábado, na montanha ARAFUNE, em GUNMA. A polícia acha que ele caiu de um precipício quando fazia uma trilha.

GUERLINE DAMAS, de 32 anos, e seus cinco filhos foram assassinados dentro de casa em NORTH NAPLES, no Estado da FLÓRIDA. A polícia procura o pai das crianças, MESAC DAMAS, de 33 anos, que pode ter fugido para o HAITI. Os corpos de GUERLINE e seus filhos, que tinham entre 11 messes e 9 anos de idade, foram encontrados no sábado pela polícia, depois que parentes estranharam a falta de notícias deles. Os policiais localizaram o carro do marido no aeroporto de MIAMI.   

Mais de 140 rebeldes xiitas morreram hoje em confronto com o Exército do IÊMEN na Província de SAADA, norte do país. Segundo militares, os rebeldes tentavam ocupar a sede do governo local quando o combate teve início.

Milhões de muçulmanos de todo o mundo comemoraram hoje o EID-AL-FITR, celebração que marca o fim do mês de jejum do RAMADÃ. A festa dura três dias e marca a data em que MAOMÉ foi apresentado ao CORÃO. Ontem, os judeus celebraram o ROSH HASHANÁ, a chegada do ANO-NOVO judaico.

2 010      :           - SEGUNDA-FEIRA
Com uma gripe brava estou praticamente desnorteado. Pouca coisa produzo nesta manhã. Somente vou para a cidade de São Paulo porque tenho uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial à tarde. Pouca coisa faço na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Tenho um caso diferente que merece certa atenção. DOMÊNICO ETTORE PELLEGRINI era escoteiro durante o Movimento Constitucionalista de 32 e ajudou no esforço de guerra. Pertenceu ao Batalhão de Escoteiros “PEDRO DE TOLEDO”, formado na cidade de SÃO CARLOS. Faleceu em 30 de dezembro de 2009. Sempre foi homenageado na terra onde nasceu e a viúva, dona ELIZA PETRILLI PELLEGRINI pleiteia a Pensão Especial do governo. Redijo um ofício para mandar a documentação para a Comissão Especial da Revolução, na Gestão Pública do Governo.
Atendo o OLIVEIRA que ainda me conta seu drama com a filha que abandonou o marido e levou os dois filhos para a sua casa. Agora a mãe das crianças está trabalhando e ele é obrigado a olhar as crianças, coisa que não está gostando nada. Ainda passam pelo MMDC o COLOMBO e o MASCARENHAS (este é amigo do MENDES). Por volta das 14:30 horas vou para a Associação Comercial. FRANCISCO GIANNOCCARO é o coordenador do Conselho e a FRANCES DE AZEVEDO a secretária. Estão presentes: LAURO RIBEIRO ESCOBAR, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, OG POZZOLI, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, MAJOR PM Ref ARLINDO DE SOUZA PICOLI, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, JÁCOMO SPAMPINATO NETO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, TIZUKO HASSEGAWA MIKAN, VIVIANO FERRANTINI. O TRINDADE discorreu sobre o MARCO DA PAZ na CIDADE DO MÉXICO no último dia 2. Ele esteve presente na comitiva que foi inaugurar o MARCO DA PAZ . Falamos sobre as solenidades que irão acontecer no dia 30 de setembro no CLUBE DE REGATAS TIETÊ, no dia 1º de outubro na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e no dia 2 de outubro no Monumento Mausoléu. O TRINDADE diz que no final do mês de outubro acontecerá um evento no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, por ocasião do 78º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32. Mas o que se espera desta reunião é a discussão acalorada sobre a situação política do Brasil e as eleições de 3 de outubro. Quase todos dão seus palpites, mas não há solução para modificar as tendências socialistas de quem está no poder e que, segundo tudo parece, irá continuar. CORONEL MENDES transmite uma notícia triste sobre o GINO STRUFFALDI. Ele urinou sangue na última sexta-feira e deverá passar por uma bateria de exames amanhã cedo. Estava marcada uma visita ao jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE e a mesma fica adiada por causa dessa situação. O MENDES telefona para o GINO que, apesar de tudo, queria ir até o jornal, no horário marcado, 10 horas.  

FÁBIO RALSTON tinha comentado conosco, no final da reunião do Conselho Cívico e Cultural, uma publicação espúria sobre o Movimento Constitucionalista. Agora ele manda esse e-mail:
Meus Caros Amigos
Recomendo a todos que comprem a revista "CARTA NA ESCOLA", mês de setembro à venda nas bancas, do Grupo Carta Capital e leiam os dois artigos - páginas 20 a 25 - escritas por um certo Marcos Cabral dos Santos - "doutor" em História pela USP.
Novamente esta revista ataca nossa história, nossa memória e nossos valores. Por mais de uma vez ele utiliza o termo desconstruir, querendo dizer que a visão desta página da história deve ser modificada, interpretada de outra forma.
Apelo para que nossas entidades se unam em uma resposta firme de repúdio a mais esta tentativa de revisionismo ressentido e deturpador.
Saudações Cordiais
Fabio Ralston

Minha prima MARLI manda-me uma mensagem e a respondo:
MARLI
O problema CARANDIRU é muito difícil de explicar. Ele foi invadido várias vezes e em algumas delas eu também participei. O fulclo todo da questão é que no acontecimento de 2 de outubro não foi obedecido o chamado "PLANO CARANDIRU", onde estão todas as diretrizes para a tropa atuar em casos como esse. Acontece que a tropa não entra armada no presídio e isso foi um grande erro que levou aos outros maiores. Na "guerra" entre os presos amotinados que iam para cima dos policiais militares, com sangue contaminado com o vírus HIV e o temor de serem massacrados com arma e tudo eles não tiveram dúvidas em atirar. É lógico que as cenas do caso do presídio chocam. Mas somente quem está na fogueira é que sabe o que vai fazer. Repito que o PLANO CARANDIRU, no qual perdi seis meses para idealizá-lo, junto com outros companheiros, não pode a tropa de choque entrar armada em presídios. O Comandante ignorou o plano e deu no que deu. Acredito que dificilmente acontecerá outro episódio igual ao do CARANDIRU. 
Quanto ao plano de reunir os familiares esse não é tão complicado. Basta começarmos a falar uns com os outros e ver quem topa. A reunião dos FONSECA talvez seja algo que possa ficar na história. Vou deixar passar as solenidades do 78º Aniversário do Movimento Constitucionalista para pensar melhor nesse assunto.
Em 20 de setembro de 2010 20:43, HELENA FONSECA escreveu:
Oi Cel. Marinho... como vai?
Tudo bem com vc?
Vc precisa falar mais sobre vc e sua família, pois tenho sede de saber mais a respeito da minha família.
Eu agora estou melhor, graças a DEUS...
Comecei a tomar um remédio homeopático, que é natural e não tem contra indicações.
Esses meus pânicos não vêm do nada.
Aconteceu após o término de um relacionamento amoroso.
Me desestruturei toda, mas já estou me recompondo.
Daqui há pouco, estarei pronta para outro relacionamento. rs rs rs
Vc sabe que eu adorei a sua idéia de reunir a família?
Eu já tinha esse sonho antes, depois do nosso encontro, fiquei mais aguçada para que pudéssemos nos reunir e formar uma grande mesa de almoço, como no tempo do vovô.
Depois de ver as imagens que vc me enviou no email "Mensagem", onde eu vi aquelas casinhas e igrejinhas simples, como havia em Poá, e lembraram minhas tias me puxando pela mão para passear pelas ruas de terra, cheias de mato e de casinhas perdidas no meio dele.
Puxa... como sinto saudades das minhas tias...
Eu era tão apegada a elas...
Às vezes a minha mãe até ficava enciumada de tanto que eu gostava de passear com as minhas tias.
Com a tia Alice era difícil, porque ela era difícil de sair de casa, mas com a tia Antonieta e tia Lourdes, era um prazer imenso andar com elas.
Vc não tem idéia da saudade que eu tenho disso.
Ir ao cemitério, era um grande passeio.
As tias levavam flores para colocar no túmulo e eu ficava encantada vendo aquilo.
Quando eu vi você e a Carminha aquele dia, vi junto sua mãe e a madrinha.
Se um dia a gente conseguir juntar o máximo possível de primos e suas respectivas famílias, eu vou ficar muito feliz.
Eu fui a única da família que não gerou filhos, e por ironia do destino, eu sou super família e super maternal.
Quando eu me casei, queria ter 5 filhos.
No fim, acabei sem filhos e sem o casamento.
Bem, mas isso faz parte da minha história e eu, aproveitando o seu exemplo, ainda vou escrever as minhas memórias, mas ainda preciso viver mais alguma coisa para depois contar.
Marinho... mudando completamente de assunto, eu ontem assisti na televisão um filme chamado "CARANDIRU".
Fiquei muito chocada com o filme e me surgiram alguns questionamentos.
O principal deles, é: É verdade que a Polícia Militar, invadiu o presídio com metralhadoras em punho e iam matando todos os prisioneiros que eles queriam?
Se foi verdade, isto é lícito?
Ou melhor perguntando, isso não infringe os direitos humanos?
Ou será que isso foi apenas efeitos para filmagem???
Achei bom lhe perguntar, porque afinal... você é um coronel...   rs rs
Um abraço
Marli Helena

A 13 dias da eleição, o presidente LULA interrompeu hoje as férias do ministro do Planejamento, PAULO BERNARDO, e cobrou dele providências para estancar a crise na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). LULA quer que BERNARDO seja uma espécie de interventor para fazer uma operação pente-fino na estatal e apagar o foco de tensão política que pode respingar na campanha de DILMA ROUSSEFF à Presidência. Foi o ministro que, ao lado da então chefe da Casa Civil, ERENICE GUERRA, recomendou ao presidente a troca de comando nos Correios. As mudanças no primeiro escalão ocorreram em 28 de julho, sob a alegação de que era preciso combater o fisiologismo e a ineficiência na empresa. De lá para cá, porém, a crise aumentou a ponto de derrubar ERENICE e o diretor de Operações dos Correios, EDUARDO ARTUR RODRIGUES SILVA, conhecido como “coronel QUAQUÁ”. Disputas fratricidas entre o PMDB e o PT por cargos, negociatas e conflito de interesses na estatal preocupam o Palácio do Planalto. 

Faleceu NICOLA AVALLONE JÚNIOR, aos 91 anos (nasceu em 1919). Paixões são eternas para os que amam de verdade, e o amor de NICOLA por BAURU era infinito. O sobrinho GILTO AVALLONE confidenciou em 2006 à repórter CRISTINA CAMARGO, do BOM DIA, do mesmo grupo que edita o DIÁRIO DE SÃO PAULO, que mesmo morando por três décadas na capital SÃO PAULO, o tio NICOLINHA perguntava muito de BAURU e até sonhava com a cidade. “Ele lembra do mutirão da NAÇÕES UNIDAS e da construção do viaduto que liga o Centro ao JARDIM BELA VISTA.” Não era para menos. NICOLINHA entrou para o rol dos políticos que ao longo do mandato conquistaram apoio popular. Foi um dos maiores empreendedores que surgiram em BAURU. Foi prefeito e deputado nas décadas de 1950 a 1960, respectivamente. Em sua campanha para a Prefeitura, prometeu que se eleito, asfaltaria a rua 1º de Agosto em 24 horas. Ridicularizado por adversários, cumpriu em 1956: retirou os paralelepípedos e asfaltou a rua central. Convocou mutirões para iniciar a construção da avenida NAÇÕES UNIDAS e viu pessoas trazendo terra em carroças e caminhões para colaborar. Se BAURU foi uma das primeiras cidades do interior a ter Corpo de Bombeiros, deve a ele, que viabilizou a canalização de rios como o fétido RIBEIRÃO DAS FLORES, velho problema local, e a ampliação da rede pública de ensino. Problemas que hoje parecem pequenos, décadas atrás eram um imenso desafio, que ele venceu. Entre tantas realizações, criou o DIÁRIO DE BAURU, que não circula desde 2000.

Quatro bandidos armados assaltaram uma agência do banco SANTANDER na Avenida PAULISTA, perto da Rua AUGUSTA, em SÃO PAULO. Segundo a Polícia Militar, o assalto foi por volta das 12:30 horas e os ladrões fugiram pela estação CONSOLAÇÃO do Metrô. O caso foi registrado no 78º DP (JARDINS). Depois da ação, o banco fechou as portas e deixou um aviso pedindo que os clientes procurassem outras agências. Segundo testemunhas, a polícia fez um cerco ao prédio e revistou todas as pessoas, incluindo as que estavam de terno e gravata, como os seguranças do edifício onde fica a agência. 

O pagodeiro EVANDRO GOMES CORREIA FILHO, foragido desde dezembro de 2008, pode se apresentar para depor. Ele é acusado de induzir a ex-mulher, ANDREIA CRISTINA NÓBREGA BEZERRA, a jogar o filho de 6 anos do 3º andar do prédio onde ela morava, em GUARULHOS, e se suicidar, em 18 de novembro de 2008. O menino sobreviveu. O advogado, ADEMAR GOMES, pediu à Justiça que EVANDRO seja ouvido entre os dias 28 de setembro a 5 de outubro, quando o Código Eleitoral proíbe a prisão de quem não tem sentença condenatória definitiva.

O Tribunal de Justiça de SÃO PAULO analisa amanhã um recurso que pede a anulação do julgamento do casal ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ – condenado pelo assassinato de ISABELLA, de 5 anos, filha de ALEXANDRE. A defesa pede um novo julgamento aos acusados. A menina foi jogada do sexto andar do prédio onde os dois moravam, em março de 2008.

O governador do AMAPÁ, PEDRO PAULO DIAS, que deixou a prisão no sábado, dia 18 de setembro, desembarcou hoje em MACAPÁ, reassumindo o cargo e negando intenção de renúncia. Ele foi preso pela Polícia Federal, no dia 10 de setembro, suspeito de integrar suposto esquema de corrupção. Candidato à reeleição, DIAS chegou com seu antecessor, WALDEZ GÓES, que também estava preso.

O CORONEL EDUARDO ARTUR RODRIGUES SILVA pediu hoje demissão do cargo de diretor de Operações dos Correios, um dia após ter sido revelado que ele era testa de ferro do empresário argentino ALFONSO CONRADO REY, o verdadeiro dono da MASTER TOP LINHAS AÉREAS (MTA). Na carta, o coronel disse que foi “alvo de ataque pela imprensa” e que “as insinuações de propriedade ou controle de empresas do setor aéreo são facilmente desmentidas”. A carta foi entregue ao presidente dos Correios, DAVID JOSÉ DE MATOS, que a levou, no início da tarde, para o ministro das Comunicações, JOSÉ ARTUR FILARDI.

A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) avalia que houve avanço nas metas do milênio, estabelecidas há dez anos, apesar de a eliminação da fome e da miséria estar distante de ser cumprida até 2015. Segundo a entidade, para não haver um fracasso é importante que os doadores não abandonem a luta internacional contra a redução da pobreza. Em reunião iniciada hoje e que dura até o dia 22 de setembro em NOVA YORK, antecedendo a Assembléia Geral da ONU, o secretário-geral BAN KI-MOON pediu a cerca de 140 chefes de Estado para que mantenham o investimento necessário e a vontade política para eliminar a pobreza. O temor do secretário-geral é a de que a crise econômica internacional afete os resultados finais das metas do milênio. Países ricos ficaram para trás nas suas promessas e tem havido obstáculos para atrair doadores para programas de combate à pobreza extrema.

A FRANÇA está em estado de alerta contra ataques terroristas. Desde quinta-feira, dia 16 de setembro, os órgãos de segurança e de espionagem franceses elevaram seu nível de vigilância por causa de uma suposta ameaça de atentado contra alvos civis em PARIS. Pontos de grande concentração de pessoas, como a TORRE EIFFEL, o aeroporto ROISSY-CHARLES DE GAULLE e a rede de metrôs estão recebendo atenção reforçada. 

EL DIARIO, principal jornal de CIUDAD JUAREZ, cidade mexicana na fronteira com os EUA, publicou no domingo, 19 de setembro, editorial pedindo uma trégua aos grupos criminosos que disputam o controle do tráfico de drogas na região. Num tom entre o desespero e a ironia, o texto sugere aos traficantes que expliquem quais informações podem ser publicadas. Em troca, pede que seus jornalistas não sejam mais assassinados e suas instalações deixem de ser alvos de ataques.

Após deixar 107 feridos em TAIWAN no domingo, dia 19 de setembro, o Tufão FANAPI segue para o leste da CHINA. Em TAIWAN o tufão provocou inundações, prejudicou o sistema de transportes e de distribuição de energia, e obrigou o fechamento de escolas em várias regiões da ilha hoje, informaram as autoridades locais. Os ventos chegaram a atingir a velocidade de 198 km/h.   

Em julgamento realizado hoje, a socialite PARIS HILTON, de 29 anos, declarou-se culpada por posse de cocaína. Ela teve de comparecer ao tribunal após ser detida, no final de agosto, com a droga em sua bolsa em LAS VEGAS. PARIS ficará um ano em liberdade condicional, terá de fazer um programa de desintoxicação, pagar dois mil dólares de multa e prestar 200 horas de serviços comunitários. A patricinha foi condenada também por obstruir a justiça. Perguntada sobre como fez isso, ela afirmou “Eu disse ao policial que a bolsa não era minha”. Na audiência, PARIS reconheceu que tinha comprado a bolsa meses antes do episódio. Caso seja flagrada violando a condicional ou cometendo qualquer outro crime de trânsito, PARIS pegará até um ano de cadeia. Pelo visto, o tempo fechou para as celebridades americanas. Outra atriz também condenada foi LINDSAY LOHAN.

2 011        :       -     TERÇA-FEIRA
LUCINDA preocupa-se muito com a KÁTYA e o IAGO. Conversa comigo sobre o estado de saúde da mãe de seu bisneto, principalmente agora que está chegando o momento da operação. Hoje a KÁTYA tirou o dia para passar com o filho, que nem vai à escola. Possivelmente a operação seja realizada ainda nesta semana. Outro problema em casa é a pintura das paredes que ela e a MARLENE acharam de fazer. Preciso arrumar um mil reais para a compra de material ainda nesta manhã.
Saio mais cedo de casa. Preciso acertar no BANCO DO BRASIL um empréstimo para cobrir as despesas criadas pela LUCINDA e MARLENE nesta semana. O tempo que perco na agência bancária e os telefonemas que atendo na Sociedade, inclusive do GINO STRUFFALDI faz com que o tempo fique curto para mim. Nosso presidente de honra tomou conhecimento que iremos nesta tarde â Assembléia Legislativa e quer que levemos uma mensagem para o Professor Doutor LEONEL AGUIAR, presidente da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo. O MENDES está comigo e também conversa com o GINO. Ele encerrou a primeira sessão de radioterapia e agora irá descansar um mês, antes da aplicação da segunda dose.
Vamos para a Assembléia Legislativa. No Auditório FRANCO MONTORO vamos encontrar muita gente conhecida e outras pessoas cujos contatos são feitos nessa oportunidade. O LEONEL AGUIAR nos relacionou para receber o DIPLOMA DE PERSONALIDADE DE DESTAQUE NO ESTADO DE SÃO PAULO pela ORDEM DOS PARLAMENTARES. Quem abre a sessão solene é o Deputado MAJOR OLÍMPIO. Infelizmente não tenho os nomes de todas as autoridades que receberam esse diploma. Mas entre elas está a MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM e o prefeito HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR, que tem feito excelente trabalho na cidade de ITU.
LEONEL AGUIAR, que também é associado do MMDC e que recentemente fez uma parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC dá ênfase para as comemorações de 2012, quando irão se completar os 80 anos da Revolução de 1932. Muitas pessoas procuraram-nos, após a solenidade, para conhecer melhor o que foi o Movimento Constitucionalista. Sentimo-nos gratificado por esse reconhecimento de nossas atividades.
Em casa, depois de uma viagem demorada e cansativa, tomo conhecimento das classificações e transferências de oficiais superiores. Em face de promoção, foram classificados: o Ten Cel PM 793122-A Benedito Pereira, no 8º BPM/M; o Ten Cel PM 800072-7 Paulo Eduardo Sigolo Juliani, no 15º BPM/I; o Ten Cel PM 801098-6 Afonso César Evaristo dos Santos, no 17º BPM/I; o Ten Cel PM 801102-8 Benedito Luis de Castro, na DEC; o Ten Cel PM 801115-0 Ricardo Silz, no 26º BPM/I; o Ten Cel PM 801522-8 José Luiz
Ferreira Borges, no 4º GB, cessando sua adição ao CCB; o Ten Cel PM 810334-8 Edilson Veneziani de Souza, no CAES, a contar de 8/9/11; o Ten Cel
PM 811669-5 José Virgolino de Oliveira, no 14º BPM/M; o Ten Cel PM 822271-1 Adelino Sinomar Pereira dos Reis, no 25º BPM/I; o Ten Cel PM 822286-0 Aparecido Pavanelli, do 33º BPM/M, para o 25º BPM/M; o Ten Cel PM 822302-5 Custódio Alves Barreto Neto, no 41º BPM/I; o Ten Cel PM 822316-5 Ernesto
Rizzetto, no 11º GB; o Ten Cel PM 822326-2 Geraldo Benedito de Morais, no 29º BPM/I; o Ten Cel PM 822338-6 João Alfredo Lacorte Trinck, na APMTJ; o Ten Cel PM 822354-8 Kerlis Ribeiro de Camargo, no 20º GB; o Ten Cel PM 822355-6 Líbero Vieira de Paula Filho, no 48º BPM/M, a contar de 28/8/11; o Ten Cel PM 822379-3 Mauro Roberto dos Santos, no CPA/M-12; o Ten Cel PM 822409-9 Salvador Modesto Madia, no CPChq; o Ten Cel PM 830570-6 Carlos Alberto Coelho Salesse, no 28º BPM/I; o Ten Cel PM 830578-1 Eduardo Martins Dante, no 2º BPTran; o Maj PM 822511-7 Moisés Marques Del’Rei de Sant’Ana, no 4º BPM/M; o Maj PM 841484-0 Marcelo Alves Marques, no 22º BPM/I; o Maj PM 841851-9 Maurício Moraes de Souza, no 3º GB; a Maj PM 850894-1 Damicélia Ferreira de Lima Kanno, no 48º BPM/I; o Maj PM 851991-9 Sílvio Lúcio Reis Nogueira, no 14º BPM/I; o Maj PM 852029-1 Cláudio Roberto Sorge, no 36º BPM/I; o Maj PM 852035-6 Ednaldo Soares Alexandre, no 16º BPM/M; o Maj PM 852051-8 Francisco Alves Cangerana Neto, na D Tel; o Maj PM 852070-4 Laércio Fernandes Júnior, no 28º BPM/M; o Maj PM 852071-2 Leônidas Dias da Silva Baier, no CPChq, passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao EM/E – Coord Op; o Maj PM 852072-A Lourival da Silva Júnior, no CPRv; o Maj PM 852086-A Marcelo Martins, na DEC; o Maj PM 852103-4 Paulo Henrique Domingues, no 46º BPM/I; o Maj PM 852104-2 Paulo Henrique Fontoura Faria, no Gab Cmt G, passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao CIPM; o Maj PM 852126-3 Walter Luco Júnior, no 18º BPM/M; o Maj PM 871863-6 Rinaldo Rodrigues Rachide, na BRPAe Piracicaba, cessando sua adição ao GRPAe; a Maj PM 876697-5 Silvana Helena Souzza, no 15º BPM/I; a Maj PM 877015-8 Dulcinéia Lopes de Oliveira, no 24º BPM/I; a Maj PM 901207-9 Soraya Corrêa Alvarez, no CPM; a Maj PM 901210-9 Daniela Michelão Penasso Cella e Santos, no CPI-10; a Maj PM 901234-6 Fabiana Bergamin, no CPM; a Maj PM 910297-3 Flávia de Paula Santos, na 4ª EM/PM; o Maj QAOPM 91658-7 José Carlos Borges, no CPC.
Transferindo, por conveniência do serviço: o Ten Cel PM 549-5 Ari Roberto Vicente da Silva, do CPI-3, para o 4º BPChq; o Ten Cel PM 5623-5 Kooki Taguti, do 25º BPM/M, para o CRPM; o Ten Cel PM 89349-8 José Aparecido Godoy Siqueira, do CPI-7, para o CPI-4; o Ten Cel PM 90457-A Jair Paulo Guetz, do CPI-8, para o CPC; o Ten Cel PM 92318-4 Antônio Luiz Bazela, do 13º BPM/M, para o CPA/M-5; o Ten Cel PM 93017-2 Antonio Augusto Spinielli,
do CPChq, para o RPMon; o Ten Cel PM 771253-7 Luiz Carlos Ribeiro, do 6º GB, para a D Tel; o Ten Cel PM 771283-9 Luiz Carlos Fernandes, do CAES, para o CPM; o Ten Cel PM 771293-6 Vanderlei Manoel de Oliveira, do 26º BPM/I, para o 35º BPM/I; o Ten Cel PM 771781-4 José Humberto Nardo, do CPI-4, para o CPI-7; o Ten Cel PM 772719-4 Geraldo Felismino dos Santos, do 14º BPM/I, para a 3ª EM/PM; o Ten Cel PM 780489-0 Amauri Ferneda, do 13º GB, para a D Tel; o Ten Cel PM 780493- 8 Celso Scheffer Prado, do CBM, para o 13º GB; o Ten Cel PM 780521-7 Waldir Ferreira da Silva, do 10º BPM/I, para o CPAmb; o Ten Cel PM 782742-3 Oswaldo Garcia, do 43º BPM/M, para o 9º BPM/M; o Ten Cel PM 790436-3 Gilmar Torres Peres, do 17º BPM/I, para a DPCDH; o Ten Cel PM 790443-6 Amélio Franchi Lemes Filho, do CPA/M-1, para a DFP; o Ten Cel PM 790450-9 Antonio Aparecido Pardim, do 28º BPM/I, para o CPA/M-1; o Ten Cel PM 790500-9 Paulo de Tarso Tognini, do 8º BPM/I, para a DP; o Ten Cel PM 790517-3 José Félix Drigo, do 5º GB, para o CBM; o Ten Cel PM 790521-1 João Ricieri Folguieri, do 14º BPM/M, para o 33º BPM/M; o Ten Cel PM 790523-8 Osvaldo Luiz Sorge, do 41º BPM/I, para o CPI-1; o Ten Cel PM 790543-2 Claudemir Mauro Alcarria, do 18º BPM/I, para o CPI-8; o Ten Cel PM 790549-1 José Paulo Marcolino Rosa, da APMTJ, para o 22º BPM/M; o Ten Cel PM 801847-2 Davi Del Bianco, do 51º BPM/M, para o 13º BPM/M; o Ten Cel PM 810308-9 Emanuel Marcelo Umada, do CPA/M-12, para a 6ª EM/PM; o Ten Cel PM 810310-A Hamilton da Silva Coelho Filho, do 20º GB, para o 18º BPM/I; o Ten Cel PM 810314-3 Luís Marcos Theodoro de Souza, da DP, para o 8º BPM/I; o Ten Cel PM 810320-8 Wagner Benedito Lopes Telles, do 35º BPM/I, para o CPI-2; o Ten Cel PM 810344-5 Glauco Silva de Carvalho, do CRPM, para a APMPMSP, mantendo sua condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao Gab Cmt G; o Ten Cel PM
810370-4 Ricardo Gambaroni, do CIPM, para o GRPAe, cessando sua adição; o Ten Cel PM 822287-8 Ari Bezerra dos Santos, do CSM/M Tel, para a APMBB; o Ten Cel PM 822292-4 Benjamin Francisco Neto, do CPAmb, para o 7º BPM/M; o Ten Cel PM 822301-7 Claudinei Passoni, do 11º GB, para o 6º GB; o Ten Cel PM 822374-2 Mario Luiz Gabellini, do 15º BPM/I, para o CPI-3; o Ten Cel PM 822381-5 Minoru Iamashita, do 4º GB, para o 5º GB; o Ten Cel PM 822384-0 Newton Massami Tamada, do 7º BPM/M, para o 43º BPM/M; o Ten Cel PM 822387-4 Otacílio José de Souza, do CPI-2, para o 10º BPM/I; o Ten Cel PM 822414-5 Sérgio Takao Murayama, do 29º BPM/I, para o 14º BPM/I; o Ten Cel PM 822428-5 Wlauder Robson Gonçalves, do 8º BPM/M, para o 51º BPM/M; a Ten Cel PM 830040-2 Aparecida Helena Rocha Tinelli, da DFP, para o CIPM, mantendo na condição de adida, por conveniência do serviço, ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; a Ten Cel PM 830177-8 Rosimeire Aparecida Soler da Silva Montagner, do 2º BPTran, para o C com Soc, passando à condição de adida, por conveniência do serviço, como se efetiva fosse, ao CPTran; o Maj PM 792387-2 Gilberto Pereira de Carvalho, do CPTran, para o 1º BPTran; o Maj PM 793369-0 Waldir Pires, do 18º BPM/M, para o 43º BPM/M; o Maj PM 801417-5 Enilson de Andrade Melo, do 36º BPM/I, para o CSM/MM; o Maj PM 810340-2 Francisco Valderico de Andrade Júnior, do 42º BPM/I, para o CPI-8, a contar de 1/9/11; o Maj PM 810374-7 Rogério Aparecido Holzmann, da BRPAe Piracicaba, para a BRPAe Presidente Prudente; o Maj PM 811415-3 Paulo Afonso Caetano, da 4ª EM/PM, para o 33º BPM/I; o Maj PM 821884-6 Gilberto Felício de Camargo, do 40º BPM/I, para o 54º BPM/I; o Maj PM 822239-8 Hélio Rossi Júnior, do 25º BPM/ ,para o CPA/M-12; o Maj PM 822241-0 Henrique Pereira de Souza Neto, do 11º BPM/I, para o CPI-2; o Maj PM 822357-2 Lourenço Mondin, do 30º BPM/I, para o 16º BPM/I; a Maj PM 830146-8 Mirian dos Santos Tarantino, da DEC, para a ESSgt; o Maj PM 830514-5 Ben-Hur Araújo Junqueira Neto, do 1º BPChq, para o CSM/AM; o Maj PM 830515-3 Carlos Eduardo Righi, da 3ª EM/PM, para a APMSSP, cessando sua adição; o Maj PM 830523- 4 Eder Ken Shiikuma, do 4º BPM/M, para o 13º BPM/M; o Maj PM 830560-9 Temístocles Eleutério de Souza, do 13º BPM/M, para o 27º BPM/M; o Maj PM 830567-6 Alexandre de Felice, da BRPAe Presidente Prudente, para a BRPAe Ribeirão Preto, mantendo sua condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao C com Soc; o Maj PM 830599-4 Luís Alberto Syma, do CPI-2, para o 8º BPM/I; o Maj PM 830617-6 Sílvio Lúcio Franco Nassaro, do 48º BPM/I, para o 41º BPM/I; o Maj PM 832264-3 José Francisco Alves dos Santos, da D Tel, para o CIAP; o Maj PM 840857-2 César Branco de Araújo, do 47º BPM/I, para o 11º BPM/I, mantendo na condição de adido, por conveniência do serviço, ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 840860-2 Marco Antônio Ramos de Almeida, do 22º BPM/I, para o 53º BPM/I; o Maj PM 840900-5 Marci Elber Maciel Rezende da Silva, do 8º BPM/I, para o 47º BPM/I; o Maj PM 840922-6 Rogério Vieira dos Santos, do 36º BPM/M, para o 14º BPM/M; o Maj PM 840929-3 Sílvio Sciacca, do CPI-8, para o 42º BPM/I, a contar de 1/9/11, mantendo sua condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, à APMSAP; o Maj PM 840936- 6 William Evaristo Wenceslau, do 16º BPM/M, para a APMTJ; o Maj PM 851953-6 Átila Gregório Ribeiro Pereira, do 54º BPM/I, para a D Tel, mantendo na condição de adido, por conveniência do serviço, ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 851988-9 Roberto Suganuma, do 53º BPM/I, para o 40º BPM/I; o Maj PM 852015-1 Carlos Calciolari, do 27º BPM/M, para a 3ª EM/PM; o Maj PM 852065-8 José Eduardo Stanelis de Aquino, do 3º GB, para o 11º GB; o Maj PM 852068-2 Joselito Sarmento de Oliveira Júnior, do 1º BPTran, para o CPTran; o Maj PM 852069-A Júlio César Silva Brito, do 24º BPM/I, para o 26º BPM/I; o Maj PM 862717-7 Eliezer Klinger Soares Fernandes, do CIAP, para o 25º BPM/M; o Maj PM 862722-3 Francisco de Souza Filho, do CSM/MM, para o 36º BPM/M; o Maj PM 862742-8 Adriano Alves Pazelli, do 43º BPM/M, para o 39º BPM/M, mantendo sua condição de adido, por conveniência do serviço, ao EM/E, no período de 1/7 a 30/9/11, haja vista estar compondo Conselho Permanente de Justiça, na Justiça Militar do Estado; o Maj PM 862770-3 Edson Roberto do Amaral, do CPM, para o CAES, a contar de 8/9/11; a Maj PM 891189-4 Ana Rita do Amaral Souza Streifinger, do CAES, para a Correg PM, mantendo na condição de adida, por conveniência do serviço, ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; a Maj PM 891193-2 Helena dos Santos Reis, da BRPAe Ribeirão Preto, para o 30º BPM/I, mantendo na condição de adida, por conveniência do serviço, ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11.

LinkedIn
marcio carlos has sent you a message.
Date: 9/21/2011
Subject: Desfile Civico Militar em Itapira
Boa Noite Coronel. Eu andei falando com o Prof Jose Carlos sobre fazer no ano que vem (80 anos da Revolução) um desfile magnífico em minha cidade. Claro que todas as cidades merecem, mas na nossa, houve batalhas. O que o senhor acha? É possível sensibilizar o Exército e a Policia Militar para realizarmos esse evento? Só preciso de um sinal verde para falar com o Prefeito. Aguardo a gentileza de seu comunicado. Meus outros emails são: marciocarlosmc@hotmail.com e marcio.carlos@itapira.sp.gov.br
CARÍSSIMO MÁRCIO CARLOS
Conhecemos a história de ITAPIRA em 1932. É lógico que ficaríamos orgulhosos em poder fazer uma cerimônia cívico-militar nessa cidade.
Dia 3 de outubro, segunda-feira, estaremos em ITAPETININGA, pela segunda vez. Em 8 de julho fizemos o primeiro contato e conversamos com o prefeito daquela cidade que providenciou a construção de um monumentos aos heróis de 32, que será inaugurado agora, dia 3.
Você tem nossa autorização para levar às autoridades itapirenses essa brilhante idéia. Outras cidades também estarão irmanadas conosco em 2012, durante o JUBILEU DE CARVALHO da Revolução.
Dados os pedidos já existentes preciso de você, o quanto antes, uma definição de data para não sobrepor às outras.
Uma sugestão: poderia ser no aniversário de ITAPIRA.
Converse com as autoridades locais, que, inclusive, poderão ser condecoradas nessa data escolhida.
Mas não deixe para última hora que poderá causar dificuldades.
Pretende-se fazer, em São Paulo, a abertura dos 80 anos do Movimento Constitucionalista em 22 de janeiro.
Mantenha-me informado das tratativas a respeito. A idéia é muito boa.

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) concluiu hoje que o SHOPPING CENTER NORTE possui concentração de gases suficiente para explodir todo o empreendimento, localizado na Zona Norte da capital. A possibilidade foi apontada após vistoria feita por técnicos do núcleo de áreas contaminadas da estatal. Na vistoria, os técnicos fizeram medições de gases nas redes subterrâneas., lojas, poços de monitoramento e os corredores internos do centro de compras. A CETESB constatou que foram encontrados índices de inflamabilidade em vários pontos vistoriados. Um deles foi em uma pilastra no meio dos corredores internos do shopping, junto a uma tomada de energia elétrica, o que motivou o imediato desligamento da energia e a instalação de um sistema de exaustão para diminuir a concentração de gases. O gás encontrado no empreendimento vem dos resíduos depositados no terreno até a década de 1970, quando o local abrigava um lixão. A decomposição dos produtos gerou o gás metano, que não tem cheiro e não é tóxicok, mas é inflamável e pode explodir. Mesmo com o risco, a estatal espera esgotar todas as medidas administrativas antes de sugerir à Secretaria Estadual do Meio Ambiente o fechamento do empreendimento.

O empresário GERALDO DE SOUZA AMORIM, de 61 anos, ex-administrador da Feira da Madrugada no BRÁS, no Centro da capital, morreu hoje após ser baleado durante uma tentativa de roubo ao seu sítio em TATUÍ. O crime aconteceu na noite de sábado e dois suspeitos estão presos, segundo a polícia. Em julho, AMORIM denunciou um esquema de cobrança de propina na feira. A polícia descarta relação com o crime.

Ao completar 50 anos de carreira no rádio, ELIAS FRANCISCO FERREIRA afirmou que não tinha a menor intenção de se aposentar. “Se ficar parado, não sei o que vou fazer”, dizia. O radialista trabalhou por 48 anos na Rádio Emissora de BOTUCATU – PRF-8, apresentando o programa “O PALANQUE”. ELIAS se orgulhava de ter entrevistado muitas celebridades, de presidente da República a cantores e atrizes famosos. A popularidade no rádio ajudou na eleição para o cargo de vereador em dois períodos (de 1977 a 1982 e de 1983 a 1988). ELIAS faleceu nesta terça-feira, aos 75 anos, em BOTUCATU (nasceu em 1936). Deixa mulher, três filhos e várias gerações de ouvintes.

A Câmara dos Deputados aprovou hoje a criação da COMISSÃO DA VERDADE atendendo à exigência da oposição de fixar critérios para a escolha, pela Presidência da República, dos sete integrantes que realizarão o trabalho de “examinar e esclarecer” as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. O projeto segue agora para avaliação do Senado. Apesar de estar em NOVA YORK participando da Assembléia-Geral da ONU, a presidente DILMA ROUSSEFF participou por telefone das negociações. Os ministros JOSÉ EDUARDO CARDOZO (JUSTIÇA) e MARIA DO ROSÁRIO (DIREITOS HUMANOS) foram enviados ao Congresso durante a noite e participaram por mais de duas horas de reuniões em busca do texto final. O assessor especial do Ministério da Defesa, JOSÉ GENUÍNO, também foi convocado. A exigência do DEM de restringir as escolhas de integrantes da comissão foi o principal ponto de negociação. O governo concordava em impedir a participação de pessoas com cargo executivo em partidos ou com cargo comissionado, mas o DEM insistiu em afastar a possibilidade de participação de pessoas com envolvimentos com os fatos alvo da investigação. Ao longo do dia, diversas redações foram sugeridas. Numa delas, foi proposto o impedimento da indicação de pessoas que tivessem praticado atos de tortura ou terrorismo. Na negociação final evoluiu-se para uma redação proibindo a indicação para a comissão de pessoas “que não tenham condições de atuar com imparcialidade”. Os representantes do governo aceitaram esta proposta, mas a presidente DILMA manifestou contrariedade. Como a oposição não concordou em mexer novamente no texto, a proposta acabou incluída no texto do relator EDINHO ARAÚJO porque o governo fazia questão de realizar a votação hoje.

A Câmara dos Deputados rejeitou hoje a criação de um imposto para a saúde, nos moldes da antiga CPMF. Apenas a bancada do PT, partido da presidente DILMA ROUSSEFF, votou em prol da nova taxa, deixando claro que vai trabalhar pela criação do tributo. O projeto que regulamenta a EMENDA 29, no entanto, foi aprovado pela Casa e agora seguirá para o Senado. Na votação de hoje, o PT votou a favor da instituição da Contribuição Social para a Saúde “CSS”, incluído na proposta pelo governo de LULA. A posição dos petistas converge com o desejo da presidente DILMA ROUSSEFF de encontrar uma nova fonte de recursos voltada exclusivamente para custear ações do setor.

Alpinistas americanos presos no IRÃ há dois anos, sob acusação de espionagem, foram libertados hoje, pondo fim a mais um capítulo das delicadas relações com os EUA. A Justiça iraniana decidiu libertar SHANE BAUER e JOSH FATTAL da prisão de EVIN por uma fiança de 500 mil dólares casa, mesmo valor pago por SARAH SHROUD, que estava com eles e foi libertada em 2010. No ano passado, a jornalista americana ROXANA SABERI, de ascendência iraniana, foi acusada de espionagem e passou quatro meses na prisão de EVIN. O executivo REZA TAGHAVI, que também tem dupla nacionalidade, foi libertado após dois anos sob custódia, acusado de ligação com o atentado a bomba que matou 14 pessoas em SHIRAZ.

A FRANÇA propôs hoje uma alternativa para o impasse sobre o status dos palestinos na ONU. Na Assembléia-Geral, o presidente NICOLAS SARKOZY sugeriu a adesão do território como Estado não membro – o mesmo do VATICANO. A proposta foi vista com simpatia pelo presidente da AUTORIDADE PALESTINA, MAHMOUD ABBAS, que prometeu estudar “seriamente” o caso. Na prática, a mudança significa dar aos palestinos, entre outras coisas, o direito de ocupar vagas em órgãos da ONU e de levar casos a tribunais internacionais. O discurso de SARKOZY durou cerca de dez minutos e foi quase totalmente dedicado à questão palestina e à primavera árabe. “Os métodos usados até agora fracassaram. Passaram-se 60 anos sem nenhum centímetro de avanço. Hoje temos alternativas: o imobilismo ou uma solução intermediária, que permita dar esperança aos palestinos.” SARKOZY propôs ainda um calendário para as negociações, que seriam retomadas em um mês. Segundo ele, um acordo sobre fronteiras seria estabelecido em seis meses e um pacto final em um ano. O presidente sugeriu ainda uma conferência de países doadores em PARIS em três meses para planejar a construção do Estado palestino.

Em discurso na Assembléia-Geral da ONU, que agradou aos israelenses e recebeu críticas do mundo árabe, o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, defendeu a criação de um Estado palestino apenas por meio de negociações com ISRAEL. Ele criticou a iniciativa unilateral da AUTORIDADE PALESTINA de obter reconhecimento nas NAÇOES UNIDAS. “Um ano atrás, eu pedi nesse mesmo pódio uma Palestina independente. Eu acreditava na época, e acredito agora, que o povo palestino tem o direito de ter o próprio Estado, mas também acho que uma paz genuína apenas pode ser alcançada entre palestinos e israelenses”, disse OBAMA. “A paz não virá por meio de declarações e resoluções nas Nações Unidas.” Diante de críticas internas de opositores republicanos, que dizem que ele tem sido muito duro com ISRAEL, o presidente reafirmou a amizade entre os dois países. “O compromisso dos EUA com a segurança de ISRAEL é inabalável”, declarou.

Centenas de palestinos entraram em confronto com as forças de segurança israelenses hoje em diversos pontos da CISJORDÂNIA. Atirando pedras contra os soldados, queimando pneus e lixo pelas ruas, os árabes expressaram sua insatisfação contra o veto americano ao reconhecimento do Estado palestino nas NAÇÕES UNIDAS. Dezenas de pessoas ficaram feridas durante os protestos, que duraram o dia inteiro. Milhares de manifestantes a favor do pedido de reconhecimento do Estado palestino perante as NAÇÕES UNIDAS reuniram-se em protesto pacífico, que tomou as ruas de RAMALLAH, sede do governo da AUTORIDADE PALESTINA, hoje pela manhã. Eufóricos, dezenas de meninos e adolescentes escalaram o monumento central da Praça AL-MANARA, que ficou ocupado por toda a manhã.   

2 012    :      -      QUINTA-FEIRA
Um chuvisqueiro caído na noite de ontem veio melhorar um pouco a temperatura. Até a LUCINDA sente-se melhor, com ânimo nesta manhã para lavar toda a garagem, que ficou muito suja com a ventania que caiu ontem. Levanto tarde, pois sentia necessidade de descanso após o trabalho desenvolvido ontem, principalmente por ter ido, logo cedo, ao IV COMAR.
Com esse tempo ideal, viajo para a cidade de São Paulo por volta das 11:30 horas. No MMDC encontro MARINEI amolada, mas conformada com a reprovação do seu filho LUCAS no exame de barra, na Escola de Educação Física. É uma pena. O rapaz foi aprovado nos exames intelectuais por três vezes seguidas (as duas primeiras ele somente fez por treinamento). Muito estudioso, o LUCAS é novo (ainda não completou 17 anos) e poderá ter um futuro bem melhor pela frente. COLOMBO e INGRID almoçam conosco (está presente o nosso amigo de longa data, o OLIVEIRA). Comentamos muito o atual estado da nossa polícia, onde na semana passada tivemos vários PMs assassinados e três suicídios na Polícia Civil. Alguma coisa está muito errada. Nosso presidente do Núcleo MMDC-LESTE vem conversar sobre a solenidade programada para o dia 27 de setembro, no Colégio TOBIAS AGUIAR. Indica as autoridades que serão homenageadas na noite dessa quinta-feira.
Recebo, pela Internet, a notícia da formação do nosso 15º Núcleo de Correspondência, na cidade de CATANDUVA, sob a presidência do CAPITÃO PM BERARDO.

O ministro relator do mensalão, JOAQUIM BARBOSA, confirmou hoje a condenação de doze réus do núcleo político do esquema de compra de votos do PT no Congresso. Os deputados federais PEDRO HENRY (PP-MT) e VALDEMAR COSTA NETO (PR-SP) foram considerados culpados pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva em lavagem de dinheiro. Os dirigentes do PP e do PL (hoje R), PEDRO CORRÊA, JOÃO CLÁUDIO GENU e JACINTO LAMAS também foram condenados pelos mesmos crimes. O delator do mensalão, ROBERTO JEFFERSON (PTB), foi enquadrado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, assim como o BISPO RODRIGUES (PL), ROMEU QUEIROZ (PTB), EMERSON PALMIERE e JOSÉ BORBA (PMDB); Barbosa pediu a condenação também dos sócios da corretora BÔNUS BANVAL ENIVALDO QUADRADO e BRENO FISCHBERG por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O relator rechaçou a tese de caixa dois apresentada pelas defesas. “Teria de ser muito ingênuo para aceitar essa alegação. O que houve foi a compra de parlamentares”. No inicio da noite, o revisor do processo, RICARDO LEWANDOWSKI, apresentou sua primeira divergência nesse item ao voto do relator e absolveu PEDRO HENRY por falta de provas. Já no caso de PEDRO CORRÊA, LEWANDOWSKI condenou o ex-deputado federal por corrupção passiva, mas o inocentou da acusação, aceita por BARBOSA, de lavagem de dinheiro.

Uma briga com a segunda de suas quatro esposas foi o estopim que levou o cantor SANDRO SILVA, de 34 anos, para a cadeia ontem à noite. A ex-professora de dança do ventre e sedução ANA PAULA CARILLO, de 39, ameaçou colocar um ponto final no relacionamento, iniciado em 7 de julho de 2007. O marido, inconformado, tentou impedi-la de sair de casa, mas exagerou na dose. A polícia recebeu denúncia anônima e toda a família foi parar na Delegacia de Defesa da Mulher de INDAIATUBA, a 103 km  da capital, onde o artista acabou autuado em flagrante por cárcere privado, ameaça e lesão corporal. Cover de ELVIS PRESLEY, SANDRO tornou-se nacionalmente conhecido por viver na mesma casa com quatro mulheres: ALESSANDRA POLTRONIERI, a SANDRA, de 38 anos. ANA PAULA CARILLO; WANDA MELO, 28, e TAINÁ MOREIRA DOS SANTOS. Todas usam aliança na mão esquerda e firmaram com ele em cartório contrato de união estável. A família de SANDRO sempre viveu em harmonia desde o primeiro casamento dele. Porém, nas últimas semanas, ANA PAULA e o cantor começaram a se desentender, segundo conhecidos do casal, ele a trancou em casa para que não tomasse nenhuma atitude precipitada. Para ela poder sair, o filho do casal, HÉCTOR, de 2 anos, e os dois do primeiro casamento de ANA PAULA, de 14 e 18 anos, eram obrigados a ficar lá, como uma espécie de “reféns”. A situação agravou-se ainda mais quando, em uma das discussões, SANDRO teria agredido a mulher. A Polícia Militar recebeu denúncia anônima e quando foi averiguar encontrou mãe e filhos trancados. O empresário de SANDRO, DANIEL VIEIRA, também acabou indiciado em inquérito por cárcere privado porque, segundo denúncia de ANA PAULA, teria ajudado o cantor a impedi-la de ir embora. As outras três esposas de SANDRO foram ouvidas como testemunhas no inquérito instaurado pela delegada RUTH DANIEL DE SOUZA. O cantor foi removido para a cadeia pública de CAMPINAS. Na casa dele foram apreendidos livros de magia negra e seis punhais.

Um dos suspeitos de participar da morte da estudante LORE DE SANTANA VAZ, de 26 anos, foi preso hoje. A polícia procura outros dois homens. Um deles seria o dono do automóvel usado na fuga do trio. O veículo foi localizado dentro de uma casa em SÃO BERNARDO DO CAMPO, com as calotas e os vidros trocados. LORE teve o pescoço e as orelhas cortados com uma faca e todos os seus dentes estavam quebrados, um indicio de que os assassinos podiam ter algum problema pessoal com ela. A mulher do suspeito preso já prestou depoimento à polícia e contou que no dia do crime, o marido chegou em casa todo arranhado, como se tivesse brigado.

O PCC deu uma ordem que mudou a vida do adolescente M.M.C. de 17 anos, morador de TAUBATÉ: matar o pai ou morrer. O menor, envolvido com o crime desde os 14 anos, foi até a delegacia e pediu à polícia de TAUBATE para ser internado na FUNDAÇÃO CASA. O pai, um usuário de drogas, teria furtado um quilo de crack do PCC e foi condenado por seus integrantes em uma espécie de tribunal do crime. O menino já tem mais de 15 passagens criminais (incluindo tráfico de drogas, assalto e um homicídio, que teria assumido a mando de bandidos adultos). Na DIG (Delegacia de Investigações Gerais), assustado com o ultimato feito pelo crime organizado, teria mostrado à polícia 45 pedras de crack e dito: “E agora, posso ir para a FEBEM?” O caso, de acordo com as informações obtidas pelo DIÁRIO, ocorreu em 23 de julho. De lá para cá, o adolescente foi detido duas vezes (em 12 e 17 de setembro).

Pelo menos 54 pessoas morreram hoje em um bombardeio que atingiu um posto de gasolina na província de AL-RAQPA, no norte da SÍRIA, onde há intensos combates entre rebeldes e forças do governo, segundo ativistas. O presidente sírio, BASHAR AL-ASSAD, disse que os grupos armados no país “não serão vencedores” na luta contra o governo, acrescentando que a “porta do diálogo continua aberta”.
Enquanto protestos contra a publicação de charges de MAOMÉ por um semanário francês ganhavam força no AFEGANISTÃO, no IRÃ e principalmente no PAQUISTÃO, governo, políticos, imprensa e intelectuais na FRANÇA praticamente adotaram um discurso único de tolerância religiosa e respeito à liberdade de expressão. Os franceses viviam hoje à noite a expectativa pela reação do mundo muçulmano amanhã – principalmente dia de orações no mundo islâmico – aos desenhos que saíram na quinta-feira no semanário satírico CHARLIE HEBDO. A publicação levou o governo de FRANÇOIS HOLLANDE a ordenar o fechamento de embaixadas, escolas e centros culturais em 20 países hoje. Na FRANÇA e no exterior, o dia foi de apelos à calma e, predominantemente, reprovações aos redatores da revista satírica, que substituiu o filme americano INOCÊNCIA DOS MUÇULMANOS como foco da insatisfação de muçulmanos. “Quando alguns usam a liberdade de expressão para provocar ou humilhar outras pessoas em seus valores e crenças, eles não podem ser mais protegidos da mesma forma”, declarou o secretário-geral da ONU, BAN KIMOON. “A liberdade de expressão, um direito fundamental e um privilégio, não deve ser usada abusivamente”.

Sob intenso fogo dos republicanos e em meio à campanha eleitoral, a CASA BRANCA mudou hoje seu discurso e passou a reconhecer que o ataque ao consulado em BENGHAZI – que resultou na morte do embaixador dos ESTADOS UNIDOS na LÍBIA, JAY CHRISTOPHER STEVENS, e de outros três funcionários norte-americanos – foi de fato um “atentado terrorista”. Questionada hoje, a secretária de Estado dos ESTADOS UNIDOS, HILLARY CLINTON, negou enfaticamente que a CASA BRANCA tivesse pistas sobre um possível ataque a STEVENS em BENGHAZI ou outra região da LÍBIA. HILLARY disse que não tem “absolutamente nenhuma informação ou razão para acreditar” eu o alto diplomata norte-americano sabia que estava na mira de jihadistas.                 

A CNV (COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE) pode reabrir a investigação das mortes dos ex-presidentes JOÃO GOULART e JUSCELINO KUBITSCHEK, ambas controversas. Isso porque a CNV vai investigar as atividades da chamada OPERAÇAO CONDOR, aliança que teria sido estabelecida formalmente, em 1975, entre as ditaduras militares do BRASIL, da ARGENTINA, do CHILE, do PARAGUAI, do URUGUAI e da BOLÍVIA para vigiar e até eliminar opositores. Para tanto, a CNV formalizou na última segunda-feira, dia 17, a criação de um GT (Grupo de Trabalho) específico para tratar da questão. “Quase dois anos antes da formalização da CONDOR, os seis países da região fizeram uma reunião secreta em BUENOS AIRES em fevereiro de 1974”, disse o jornalista LUIZ CLÁUDIO CUNHA, especializado na análise das graves violações de direitos humanos cometidas sistematicamente pelas ditaduras implantadas nos países do extremo Sul do continente, inclusive o BRASIL. GOULART, que governou o BRASIL de 1961 até ser deposto pelo golpe militar de 1964, morreu em dezembro de 1976, na ARGENTINA, oficialmente de ataque cardíaco. A versão é contestada por parentes, que acreditam em envenenamento por agentes da CONDOR. No caso da morte de JUSCELINO, na segunda-feira, dia 17, a CNV recebeu da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Minas Gerais um relatório contestando a versão de que a morte teria sido um acidente, em 22 de agosto de 1976.

2 013    :   -     SEXTA-FEIRA
SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
SÃO PAULO, 30 DE AGOSTO DE 2013
OFICIO Nº CMed – 025/485/13
Do Chefe do Centro Médico
Ao Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura
Assunto: Medalha “Centenário do Centro Médico”.

I – Tenho a grata satisfação de comunicar Vossa Senhoria que a Comissão Especial para a concessão da Medalha “Centenário do Centro Médico”, instituída pelo Decreto Estadual número 35.556, de 28 de agosto de 1992, decidiu, por unanimidade de votos, outorgar-lhe a referida medalha.
2 – Assim sendo, cumprimento Vossa Senhoria pela honrosa distinção, agradecendo em nome do Centro Médico e dos seus integrantes o empenho e dedicação para com a Unidade e a Polícia Militar do Estado de São Paulo
3 -  A cerimônia de entrega será no dia 20 de setembro de 2013, às 10:00 horas, na sede do Centro Médico, localizado à Av. Nova Cantareira, 3659 – Jardim Tremembé – São Paulo – SP.
____________________________
ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR
TEN CEL Méd PM Ch C Med

Vamos cedo para o Centro Médico. Sou um dos primeiros a chegar. Sou recepcionado por vários oficiais médicos, entre eles o Chefe do CMéd, TENENTE-CORONEL PM Méd ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR. Também reencontro o MAJOR PM Méd MARCUS HILÁRIO GRACIA (que em fevereiro de 2008 operou-me um carcinoma basal).  
O CORONEL PM MARCO AURÉLIO ALVES PINTO, Chefe da Casa Militar, do Gabinete do Governador, representa GERALDO ALCKMIN. O CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA representa o Comandante Geral da APMESP, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA. Entre os coronéis presentes estão: RENATO CERQUEIRA CAMPOS, JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ. O CORONEL PM Res PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO, o CORONEL PM Ref ALFREDO VIEIRA DAS NEVES e muitos outros comparecem a esse evento. DICADOS MILITARES DA ATIVA
Posto/Cargo RE Nome OPM / ORGANIZAÇÃO Data de Entrega Confirmação
1 CEL PM 822350-5 JOSE MAURICIO WEISSHAUPT PEREZ ESSD 9/21/2011
2 CEL PM 830118-2 MARIA APARECIDA DE CARVALHO YAMAMOTO CCOMSOC 9/21/2011
3 TEN CEL PM 812501-5 AUDI ANASTACIO FELIX 1° EM/PM 9/21/2011 OK
4 TEN CEL PM 822283-5 ANTONIO CARLOS MARTINS CMT ESB 9/21/2011 OK
5 MAJ MED PM 870918-1 ANTÔNIO MIZUAKI SERA CMED 9/21/2011
6 MAJ PM 810342-9 GEORGE HENRIQUE MARQUES ALVES CMED 9/21/2011
7 CAP MED PM 900063-1 PAULO ROBERTO DOS REIS CMED 9/21/2011
8 CAP PM 901232-0 ANDRE MARCELO BAPTISTA ASSIS DFP 9/21/2011
9 CAP MED PM 920017-7 LUIZ FERNANDO ADDE CMED 9/21/2011
10 1°TEN MED PM 104500-8 ALEXANDRE SÉRGIO GRACIA MECHENAS CMED 9/21/2011
11 1°TEN PM 842466-7 AMIR BATISTA PEREIRA CMED 9/21/2011
12 1°TEN PM 990092-6 ANA CAROLINA SYDOW DE BARROS CMED 9/21/2011
13 1°TEN MED PM 130184-5 PHILIP BACHOUR CMED 9/21/2011
14 2°SGT PM 881460-A SILVANA SALOMÃO ALVES CMED 9/21/2011
15 2°SGT PM 952851-2 EVANDRO SILVA LOPES CMED 9/21/2011
16 CB PM 802198-8 GILBERTO JACINTO DOS SANTOS CMED 9/21/2011
17 SD PM 910128-4 KATIA CARDOSO COSTA CMED 9/21/2011
18 SD PM 971996-2 ELAINE CRISTINA DIAS LIMA TIAGO CMED 9/21/2011
19 SD PM 976552-2 ELIANE APARECIDA MENDES CMED 9/21/2011
INDICADO MILITAR INATIVO
Posto/Cargo RE Nome OPM / ORGANIZAÇÃO Data de Entrega Confirmação
1 2º Ten PM 831428-4 RONALDO TEIXEIRA DE MOURA CMed (última OPM) 9/21/2011
INDICADOS E CIVIS
Posto/Cargo RE Nome OPM / ORGANIZAÇÃO Data de Entrega Confirmação
1 Deputado Federal CIVIL ELEUSES VIEIRA DE PAIVA DEPUTADO FEDERAL
2 Secretário CIVIL GIOVANNI GUIDO CERRI SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE 9/21/2011
3 Procurador CIVIL MARCO AURÉLIO VIEIRA DE FARIA Consultoria Jurídica 9/21/2011
4 Diretor CIVIL MAURÍCIO YONAMINE LAB DE ANÁLISE TOX FAC CIÊNCIAS FARM DA USP 9/21/2011
5 Coordenador CIVIL ROBERTO JOSÉ PEREIRA CIMINO OBRAS PÚBLICAS DA SUBPREFEITURA JACANA/TREMEMBÉ 9/21/2011
6 Coordenador CIVIL DÉCIO VENCI FILHO DIVISÃO DE GESTÃO DESCENTRALIZADA- NORTE 2 /SUMA (SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE) 9/21/2011
7 Engenheira Agrônoma CIVIL ADELIANA SAES COELHO BARBEDO DIVISÃO DE GESTÃO DESCENTRALIZADA- NORTE 2 /SUMA (SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE) 9/21/2011
8 Geólogo CIVIL DICSON BARBOSA GALIPI PREFEITURA DE GUARULHOS 9/21/2011
9 Professor CIVIL LUIZ FERNANDO ARANHA CAMARGO INSPER 9/21/2011
10 Presidente CIVIL CARLOS EDUARDO ESPOSEL BEC - BOLSA ELETRÔNICA DE COMPRAS 9/21/2011
11 Diretor de Marketing CIVIL MÁRCIO VISINI CARLOS AES ELETROPAULO 9/21/2011
12 Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento CIVIL EUGÊNIO PIERROBON NETO COMGÁS 9/21/2011
13 Consultora de Negócios CIVIL CRISTIANE MATSUMOTO COMGÁS 9/21/2011
14 Voluntária CIVIL ISABEL RACT PASCUTI PRÓ-PM 9/21/2011
15 Grão Mestre CIVIL FRANCISCO GOMES DA SILVA GLESP - GRANDE LOJA DO ESTADO DE SÃO PAULO 9/21/2011
16 Empresário CIVIL SÉRGIO FAOUR AUAD MSM CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. 9/21/2011
Médico Responsável CIVIL JORGE BARROS AFIUNE INSTITUTO CLEMENTE FERREIRA 9/21/2011

BOLETIM ALUSIVO AO CENTÉSIMO VIGÉSIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO CENTRO MÉDICO
Bom dia a todos. O Centro Médico, Órgão de Apoio da Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo, perfila-se diante de seu Estandarte, das Autoridades, Senhores e Senhoras Convidados, Oficiais, Praças, Funcionários Civis, Voluntários e demais presentes, para comemorar 121 anos de trabalho e dedicação em prol da saúde da comunidade policial-militar.
Uma das principais metas da nossa Instituição é a valorização profissional e humana do policial militar, sendo esta a principal ferramenta para a efetiva realização do trabalho de propiciar segurança pública.
Neste contexto, o Centro Médico segue a política da Diretoria de Saúde, responsável pela Gestão do Sistema de Saúde da Policia Militar do Estado de São Paulo, com foco na promoção da medicina preventiva e curativa, através de atendimentos em diferentes níveis de atenção, trazendo como impacto a redução do absenteísmo e consequente maior disponibilização do efetivo policial para a atividade operacional.
Graças à gestão de saúde implantada, o índice de absenteísmo na Polícia Militar é um dos menores existentes, quando comparado com outras instituições públicas deste porte numerário.
O Centro Médico, ciente da sua missão, atua em diferentes frentes que merecem ser citadas:
Atendimento Pericial, com realização de 50 mil perícias médicas anualmente.
Atuação em Medicina do Trabalho, em parceria com as Unidades Integradas de Saúde, com a realização de 180 mil avaliações médicas anuais.
Atuação em Medicina Tática, ciente da importância do médico militar no atendimento presencial em eventos de grande porte, catástrofes e no apoio a tropa em diversas operações.
Suporte hospitalar e ambulatorial em todas as especialidades médicas, com cerca de 160 mil atendimentos hospitalares e 500 mil procedimentos decorrentes anualmente.
Com muito orgulho, saliento que todo o Corpo Clínico do Centro Médico é constituído por Oficiais com títulos de especialistas em residências médicas certificadas pela Associação Médica Brasileira, em programas com três a sete anos de duração após a graduação em medicina.
Vários Oficiais possuem Mestrado e Doutorado em suas especialidades, inclusive com MBA em Gestão de Saúde, fato somente encontrado em equipes médicas de hospitais brasileiros de ponta e renome internacional.
De forma similar, nossos Oficiais Farmacêuticos e Dentistas apresentam excelentes currículos. Este atendimento é amparado por uma ótima equipe de Oficiais que integram a nossa Divisão Administrativa. Em todos estes campos de atuação, o atendimento é multidisciplinar, com fundamental participação de profissionais militares de diversas áreas, como enfermagem, radiologia, biomedicina, biologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, educação física e serviço social. A toda essa equipe dirijo aqui um particular muito obrigado.
Saliento ainda a nossa atuação como Unidade Formadora de Soldados, através de nosso valoroso Gabinete de Treinamento, onde anualmente são formados 90 policiais militares.
Este trabalho é realizado graças ao irrestrito apoio do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo Coronel Benedito Roberto Meira, do Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública Dr. Fernando Grella Vieira, e do Excelentíssimo Senhor Governador Dr. Geraldo Alckmin.  Particularmente neste sentido cabe destacar a recente admissão de vinte e cinco 2° Tenentes Médicos, sendo que aguardamos a publicação da nomeação de mais vinte oficiais médicos já concursados, para preenchimento das vagas existentes em nosso Quadro.
Agradecemos o incansável suporte da Pró-PM (Associação Beneficente Pró-Saúde Policial-Militar), do Corpo de Voluntários do Centro Médico, da Cruz Azul de São Paulo, das Faculdades de Medicina da USP, da Unifesp, do ABC e da Santa Casa de São Paulo, assim como demais colaboradores, que auxiliaram a concretização de muitos dos projetos deste Centro para o fornecimento de um serviço que preencha os anseios da nossa comunidade.
Dentro da política de melhor qualidade de vida, lembro ainda que o Centro Médico promove nesse aniversário a terceira edição do Projeto “VIVER BEM – MOVA-SE”, com o objetivo de incentivar a prática esportiva. Como ação desse projeto, no próximo dia 23 ocorrerá a 3ª Corrida do Centro Médico. Neste ano teremos a honra do evento contar com o apoio do Excelentíssimo Senhor Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Dr. José Auricchio Junior, a quem agradeço pela pronta e inestimável colaboração.
Finalizo este Boletim com nossa mensagem aos cerca de cento e cinquenta mil policiais militares paulistas, entre ativos e veteranos:
“Creio na medicina que, sendo técnica e conhecimento, é também ato de solidariedade e afeto; que é dádiva não apenas de ciência, mas de tempo e compreensão; que sabe ouvir com interesse, transmitindo ao enfermo a segurança de que sua narração é recebida como o fato mais importante desse momento. Medicina que é amparo para os que não têm amparo; que é certeza de apoio dentro da desorientação, do pânico ou da revolta que a doença traz.” Estas palavras são de autoria do Doutor Luiz Décourt, um célebre professor brasileiro de medicina.
 Nós, oficiais e praças do Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, compartilhamos e cremos nesta reflexão.
Nosso Quartel é o de todos os policiais militares.
Contem conosco, agradecemos a confiança.
 Muita Saúde e um Grande Abraço.
São Paulo, 20 de setembro de 2013.
ASSINO ROBERTO RODRIGUES JUNIOR

Ten Cel Med PM Ch CMed

    ‘Nós, Policiais Militares,sob a proteção de Deus  estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana.

Após a solenidade, ainda conversamos com vários conhecidos, inclusive com um médico, o CORONEL PM Méd CÁSSIO, já reformado, que entrou na corporação em 1964, quando eu era 2º TENENTE  do antigo BATALHÃO DE GUARDAS. Ele recorda dos oficiais daquela época, como é o caso do Comandante da Unidade, o TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC preparamos o emprego do Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS, na Parada Cívico-Militar da Avenida SANTA CATARINA, no JABAQUARA, solenidade essa que está sob a coordenação do ANTÓNIO CARLOS ARISTIDES, a exemplo do que aconteceu no ano passado. Deverão participar também o AMADO RÚBIO, o ALFREDO PIRES. O ALEXANDRE CASTILHO prontificou-se a emprestar um jeep para abrir o desfile, a exemplo do que aconteceu no 7 de setembro. CAMILA GIUDICE não se manifestou, parecendo estar empenhada em trabalhos de sua firma. Não poderei participar desse evento porque estarei viajando para SÃO JOÃO DA BOA VISTA.

No início da semana, o ricaço CHIQUINHO SCARPA usou o FACEBOOK para anunciar que enterraria o seu carro, um BENTLEY de 1,5 milhão de reais, no jardim da mansão onde mora, em SÃO PAULO. A razão? Ele apenas revelou ter se inspirado num documentário sobre faraós que também enterravam suas riquezas. Hoje, com a imprensa a postos, quatro coroas de flores para o “velório” do veículo e até lencinho para enxugar as lágrimas, SCARPA surpreendeu a todos ao dizer que tudo aquilo era apenas uma ação publicitária com o objetivo de chamar a atenção para a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, que começa segunda-feira, dia 23 de setembro. “Nesta semana, as pessoas estavam me criticando porque eu resolvi enterrar o meu carro. Mas tem gente que enterra bens muito mais valiosos, como um rim, um coração e órgãos. Isso sim, é um absurdo”, disse.

MÁRCIA RAMOS, mãe de uma das filhas de JOSÉ DIRCEU, morreu no início da tarde em SÃO PAULO. Ela estava internada no Hospital SÍRIO-LIBANÊS e sofria de câncer no pâncreas. MÁRCIA é mãe da relações públicas CAMILA, de 23 anos, a segunda filha de DIRCEU. O petista estava em BRASÍLIA e viajou para a capital paulista para prestar as homenagens à ex-mulher, de quem era muito próximo. MÁRCIA acompanhou de perto, ao lado de ÂNGELA SARAGOÇA e EVANISE SANTOS, outras duas ex-mulheres do ex-ministro, o julgamento do mensalão com DIRCEU.

VITALMIRO BASTOS DE MOURA, o BIDA, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária DOROTHY STANG em fevereiro de 2005, foi condenado na quinta-feira à noite pelo Tribunal de Justiça do PARÁ a 30 anos de prisão. Ele não poderá recorrer em liberdade. BIDA foi considerado culpado pelo crime de homicídio duplamente qualificado pela “forma fria, covarde e premeditada” e por ter articulado a morte da vítima, colocando questões patrimoniais e territoriais acima da vida de DOROTHY. Ele deve recorrer.

Após duas horas de trabalho intenso, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar, nesta tarde, um incêndio de grandes proporções em uma fábrica de painéis de plástico no bairro CINCO, em CONTAGEM, na região metropolitana de BELO HORIZONTE. Quatro pessoas sofreram queimaduras leves e escoriações. O fogo começou após uma explosão em tanques com produtos químicos da fábrica ter atingido cilindros de gás.

Gravações da Polícia Federal mostram que a delegada SANDRA MARIA DA SILVEIRA, da Polícia Civil do Distrito Federal, recebeu 50 mil reais de propina do doleiro FAYED ANTOINE TRABOULSI, um dos chefes da organização acusada de desviar 50 milhões de reais de fundos de pensão de servidores de prefeituras e governos estaduais. FAYED foi preso na quinta-feira,dia 19 de setembro, junto com outras 19 pessoas em BRASÍLIA, no RIO e em GOIÂNIA. A delegada usou a propina do doleiro para comprar um caminhonete TOYOTA.

A OPCW (Organização para a Proibição de Armas Químicas,na sigla em inglês) informou hoje que recebeu uma “declaração inicial” da SÍRIA descrevendo seu programa de armas. O regime do presidente BASHAR AL-ASSAD tem até amanhã para entregar uma lista completa de seu estoque químico. O envio das primeiras informações faz parte de um acordo intermediado por ESTADOS UNIDOS e RÚSSIA como uma forma de evitar que a SÍRIA sofra uma intervenção militar.

Um oficial militar iemenita disse que ataques coordenados por extremistas da AL-QAEDA em uma província do sul do país mataram pelo menos 38 soldados e deixaram dezenas de feridos. Segundo o MAJOR RAED MOHAMMED NASSER, os ataques ocorreram nesta madrugada na província de SHABWA. Ele afirmou que os militantes, aproveitando um forte nevoeiro, surpreenderam as tropas nas áreas de MAYSAA e KAMP.

Pelo menos 13 pessoas, incluindo uma criança de 3 anos, ficaram feridas quando um atirador abriu fogo na quinta-feira em uma quadra de basquete num parque num bairro de BACK OF THE YARDS, no sul de CHICAGO. Os motivos ainda são desconhecidos, mas as autoridades apontam para uma possível briga entre grupos. A criança teria levado um tiro no rosto e se encontrava em estado crítico.

Três estudantes brasileiros que estavam isolados em ACAPULCO, principal centro turístico da costa do PACÍFICO, do MÉXICO, embarcaram na noite de quinta-feira para a CIDADE DO MÉXICO em um voo comercial. Brasileiros reclamam que o governo mexicano já esperava uma temporada de furacões pesada e mais 11 tempestades estão previstas até novembro, porém, nenhum turista foi alertado.      

2 014     :     -    SÁBADO
Levanto mais cedo para poder colocar meus arquivos em dia. Pela internet mandei para o MARIANO TAGLIANETTI minhas recomendações pelo aniversário do GENERAL CARBONELL. Ele me responde:
  Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia ! - O aniversariante por seu cavalheirismo, mentalidade e formação profissional revela estar enriquecendo e enobrecendo SUA existência e certamente ainda no contexto nacional LHE está reservado ocupar desígnio em que fortalecerá mais ainda nacionalidade, o que já revela sua incansável operosidade. Em verdade, o EXEMPLO de constância que caracteriza o MILITAR BRASILEIRO é marcante em sua personalidade, frisando-se que embora cônscio de SEU valor é destituído de qualquer ressaibo de vaidade o que dignifica-O sobremaneira. Irei cumprimentá-LO, salientando a efusiva mensagem que o ilústre paladino externa. Vida longa e profícua ao Gen Div LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONELL !
 Fraternal apreço, Mariano.    

De Wagner Pedro de Oliveira
Boa Tarde como policial não tenho vergonha de vir até uma rede social pedir ajuda ao Sd Pm Henrique Dias de Araujo que se encontra preso no Romão Gomes muitos condenaram uma atitude legal e peço por caridade quem quiser ajudar não precisa se identificar já que a mídia falou que o mesmo Pm já responde a um processo por TJM mas não fala que foi o drogado que o atacou com um facão com certeza o Pm iria morrer agora a mídia induz que o Pm errou foi atuado por homicídio doloso senhores e senhoras vai precisar de um bom advogado teremos que fazer uma vaquinha para ele tem 2 filhos é casado e com certeza a família vai passar apuros fica na consciência de cada Pm e cada cidadão em ajudar se queremos mudanças precisamos mudar de atitude e mudar por dentro vou fazer a minha parte já tenho a conta dele e todos sabem para este caso o advogado vai cobrar e muito quem quiser paço o número da conta In Box ou via Wathsap obrigado e que Deus protejam os guardiães do estado nossa tropa nas ruas !

De Antonio Imbassahy
As maracutaias do PT verificadas no governo federal, agora mancham em cheio também a Bahia. A Revista Veja dessa semana traz matéria mostrando que desde 2010, o Ministério Público investiga o Instituto Brasil, uma ONG criada por petistas baianos, para surrupiar dinheiro público. Em 2008, a entidade foi escolhida pelo governo do estado para construir 1120 casas populares destinadas a famílias de baixa renda, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza. À Veja, a presidente do instituto, Dalva Sele Paiva, revela que a entidade foi criada para financiar o caixa eleitoral do PT no estado, um esquema que funcionou por quase uma década. A engrenagem chegou a movimentar 50 milhões de reais desde 2004. O golpe era sempre o mesmo: o Instituto Brasil recebia os recursos, simulava a prestação do serviço e carreava o dinheiro para os candidatos do partido. Os convênios eram assinados prefeitos petistas e fiscalizados pelo próprios. O acordo pagava pela construção de 1000 casas, por exemplo, mas o instituto erguia apenas 100. O dinheiro que sobrava era rateado entre os políticos do partido. #mudabahia

MARIA AMÉLIA AZEVEDO, filha do GENERAL VARANDAS, convidou o WILLIAM MASCARENHAS e eu para um encontro informal em seu apartamento, situado à RUA BEM TE VI, 362, apartamento 23B, em MOEMA.
MARIA AMÉLIA AZEVEDO possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1960), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado em Orientação Educacional / Faculdade de Educação pela Universidade de São Paulo (1969). Professora livre-docente e titular pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1993/1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, violência doméstica (especialmente de natureza sexual e psicológica), cultura e violência doméstica contra crianças e adolescentes. É autora de 11 livros na área da VDCA (Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes). Coordenou, de 1994 a 2007, o Telecurso de Especialização na Área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes ministrado pelo LACRI/IPUSP (Laboratório de Estudos da Criança/Instituto de Psicologia da USP) - uma experiência na área da educação a distância para profissionais de nível universitário do Brasil, Peru e Argentina. Coordenou no LACRI/IPUSP, dois Programas Quinquenais de Pesquisas sobre Compreensão/Prevenção de VDCA, o último dos quais concluído em 2011. 
Para esse compromisso saio cedo de casa e vou para o MMDC. WILLIAM e dona TELMA chegam antes das 11 horas e rumamos para o endereço de dona MARIA AMÉLIA AZEVEDO.
Ela já está nos esperando. Passamos algumas horas conversando sobre nós mesmos, saboreando o que veio em uma cesta encomendada pela anfitriã para esta ocasião. A irmã de dona MARIA AMÉLIA não pode estar presente face estado de saúde. Ela irá ser operada de um tumor cancerígeno que surgiu numa de suas vistas. A data dessa operação é justamente 2 de outubro, impedindo que elas compareçam ao evento comemorativo do 82º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. A TELMA, por sua vez, conta os dramas sofridos pelo WILLIAM MASCARENHAS, que teve sérios problemas de saúde há anos atrás e agora no início do mês de setembro.
Mas não podemos ficar mais tempo em companhia de dona MARIA AMÉLIA porque devemos ir até a VILA SANTA CATARINA, onde está acontecendo um desfile cívico-militar proporcionado pelo COLÉGIO´S MARQUES DE MONTE ALEGRE, em parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Já na área do desfile o WILLIAM MASCARENHAS se posiciona para o desfile. Ao seu lado estão os nossos amigos de CRUZEIRO: Professor CARLOS NASCIMENTO, LUCIANA VILELA e sua filha BRUNA. Depois se junta no jeep conduzido pelo ALEXANDRE CASTILHO o ALFREDO PIRES. No palanque estão também dona NAIR, esposa do PIRES, Professora MARIA ODETTE e os organizadores do evento. Vamos encontrar também o TENENTE-CORONEL JONH DAVYS BEZERRA DANTAS, Comandante do 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, que trouxe um efetivo grande para o desfile. Outras pessoas que estão conosco: ORÍTIA ABREU SERAFIM, XIMENES, VALDIR DI CAPITANI.
ANTONIO CARLOS ARISTIDES está atarefadíssimo, tirando fotos na área do desfile. Assistimos a passagem de contingentes militares, num dos melhores desfiles proporcionados pelo COLÉGIO´S MARQUES DE MONTE ALEGRE (este é o 19º)
Quando começam a passar as escolas, TELMA preocupa-se com a saúde do WILLIAM e despedimo-nos de todos. São mais de 16 horas quando deixamos a VILA SANTA CATARINA.
TELMA e WILLIAM deixam-me no Terminal Rodoviário da ARMÉNIA. Regresso para casa num final de tarde chuvoso.

A chuvinha que insistiu em cair neste sábado ajudou a reduzir o público estimado para o primeiro dia da oitava VIRADA ESPORTIVA na capital. Porém, quem foi ao evento não deixou a garoa arrefecer os ânimos - pelo menos nas atividades desenvolvidas no Centro Esportivo e de Lazer TIETÊ, o antigo CLUBE TIETÊ, na zona norte, e no VALE DO ANHANGABAÚ. Esses são apenas dois dos mais de 400 endereços onde aconteceram 2,4 mil ações esportivas.

O PM HENRIQUE DIAS BUENO DE ARAÚJO, preso na quinta-feira após balear e matar o camelô CARLOS AUGUSTO MUNIZ BRAGA, na LAPA, responde pela morte de um mendigo em março deste ano. Por meio de nota, a PM informa que a morte do morador de rua foi considerada legal porque o soldado "agiu em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal". O caso ocorreu na Rua BARÃO DA PASSAGEM, na VILA LEOPOLDINA, na zona oeste. O homem teria sacado um facão e tentado atacar os PMs durante uma abordagem, quando o PM ARAÚJO atirou contra o suspeito. A vítima, que não possuía documentos e não foi identificada, morreu no local. Segundo a PM, após esse primeiro homicídio o soldado foi afastado das ruas,  participou de um programa de apoio psicológico e depois retornou ao trabalho policial em contato com a população.

A PM apreendeu hoje cem tijolos de cocaína e sete fuzis no MORUMBI, zona sul. A droga e o armamento estavam num caminhão e numa caminhonete. Dois homens foram presos. Os veículos, as armas e toda a droga foram levados à sede da Policia Federal, na LAPA.

BRUNO DE ANDRADE, o piloto de um helicóptero que caiu hoje no LAGO DE FURNAS, em FAMA (MG), foi detido pela polícia após o acidente, para depor. Segundo testemunhas, ele estaria fazendo manobras arriscadas sobre o lago quando perdeu o controle do helicóptero e caiu na água. Os dois passageiros - o SARGENTO PM MARCOS ANTONIO ALVES e a mulher dele, LÍVIA REIS CARVALHO - não conseguiram sair e ficaram presos na aeronave, que afundou. Os corpos ainda não tinham sido resgatados. Após ser retirado da água, o piloto só se apresentou em ELÓI MENDES, a 50 quilômetros do local do desastre.

MARINA SILVA (PSB), DILMA ROUSSEFF (PT) e AÉCIO NEVES (PSDB), os três candidatos à Presidência mais bem colocados nas pesquisas eleitorais, participaram hoje de eventos de campanha. O erro na divulgação de números do IBGE pelo governo serviu de combustível para os adversários de DILMA. MARINA, que participou de um evento em CAMPINAS, afirmou que o IBGE e a PETROBRÁS, também estatal, têm sido "depreciadas" por "maus gestores" indicados pela presidente da República - a PETROBRÁS está sob investigação da Polícia Federal devido a denúncias de um suposto esquema de corrupção na empresa. "Infelizmente, instituições que era respeitadas estão sendo completamente depreciadas no atual governo", sem, no entanto, fazer menção direta ao recente engano do instituto governamental de pesquisas. AÉCIO NEVES, por sua vez, disse, durante carreata na cidade mineira de IPATINGA, que o IBGE está "em xeque" e "ninguém acredita mais em dados desse governo". DILMA participou de comício na zona sul de SÃO PAULO e criticou MARINA, sugerindo que ela vai mexer nos direitos trabalhistas. "Férias, décimo terceiro e hora extra. Não tem flexibilização nisso", discursou DILMA.

Em um dos treinos mais emocionantes desta temporada da F1, hoje, em CINGAPURA, o inglês LEWIS HAMILTON superou o alemão NICO ROSBERG por sete milésimos e garantiu a pole position do GP, que acontece amanhã, às 9 horas. Com o cronômetro do treino já zerado, ROSBERG, líder do MUNDIAL, ainda celebrava o tempo conseguido quando acabou superado pelo companheiro da MERCEDES. Embora tenha sentido o gostinho de liderar o treino até os instantes finais, o brasileiro FELIPE MASSA largará apenas na sexta colocação - DANIEL RICCIARDO ficou em terceiro, SEBASTIAN VETTEL, em quarto e FERNANDO ALONSO, em quinto.

O governo de SERRA LEOA, na ÁFRICA, completará amanhã o terceiro e último dia de confinamento geral da população em todo o país, como forma de conter a epidemia do vírus EBOLA, que desde o início deste ano já matou mais de 2,6 mil pessoas na região. A medida do governo local, que causou polêmica, tem como objetivo organizar uma campanha de porta em porta com agentes de saúde, responsáveis por informar a população sobre a doença e as formas para previni-la.

Um ataque armado do grupo extremista BOKO HARAM contra a cidade de MAINOK, situada ao norte da NIGÉRIA (ÁFRICA), terminou hoje com pelo menos 39 pessoas mortas. Do total de mortos, 13 eram rebeldes. O número de vítimas poderá ser ainda maior. O BOKO HARAM já matou dezenas de milhares de pessoas e defende que o norte da NIGÉRIA se torne uma nação independente e islâmica.

Cerca de 45 mil curdos vindos da SÍRIA entraram no território turco hoje de madrugada fugindo dos ataques do grupo radical ESTADO ISLÂMICO. Tamanho foi o número de refugiados que o governo da TURQUIA teve de abrir oito passagens na fronteira para receber a multidão, que fez filas de quilômetros de extensão para escapar da SÍRIA. De acordo com NUMAN KURTULMUS, o vice-primeiro-ministro turco, os refugiados, incluíndo milhares de mulheres e crianças, foram abrigados em diversos locais do país, como edifícios públicos, tendas, escolas e também na casa de parentes. Nos últimos dias, o ESTADO ISLÂMICO tomou o controle de mais de 60 povoados no norte da SÍRIA e, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, muitas pessoas foram executadas ou sequestradas. Também hoje, o governo turco anunciou que os radicais do grupo EI libertaram 46 cidadãos turcos e três iraquianos que tinham sido sequestrados em junho no IRAQUE e agora estão sem segurança na TURQUIA. Entre os sequestrados estavam vários diplomatas e familiares deles.         


XXXXX