sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ceticismo

GRANDE MOBILIZAÇÃO COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET



 
    
GRANDE MOBILIZAÇÃO COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET.

 
Se você estiver satisfeito com a atuação de um só ministro do governo, retorne esta exortação à mobilização identificando-o para que possa ser citado como exceção à regra, mas de qualquer maneira faça a bola de neve crescer, pois o Brasil tem que mudar e a hora é essa!

 
0A

COMEÇOU  A REAÇÃO  CONTRA A CORJA QUE ASSALTOU O BRASIL!!!!
PRIMEIRO OS CIVIS,  DEPOIS AS BALAS!!!

 
GOVERNO FEDERAL E POLÍTICOS ESTÃO PREOCUPADÍSSIMOS COM UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO QUE COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET.
 
 
É, o clima lembra o período que antecedeu a revolução francesa. O terceiro estado (povo esclarecido) clama por justiça. Há uma enorme movimentação pela internet para reunir um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política (ainda sem data marcada). Este e-mail de convocação já começou a  circular e está sendo lido por centenas de milhares de pessoas. É importante que você repasse para todos os seus contatos. A guerra contra o mau político, e contra a degradação da nação está começando. Não subestimem o povo esclarecido que começa a sair da inércia e de sua zona de conforto para lutar por um Brasil melhor. Todos os ''governantes'' do Brasil, até aqui, falam em cortes de despesas - mas não CORTAM despesas - querem o aumentos de impostos como se não fôssemos o campeão mundial em impostos. A história nos mostra que muitos governantes caíram e até perderam suas cabeças exatamente por isto.
 
 
Nenhum governante fala em:
 3B
 
1.    Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc.) dos poderes da República.

2.    Redução do número de deputados da Câmara Federal, e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Acabar com as mordomias na Câmara, Senado e Ministérios, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do povo;

3.    Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;

4.    Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.

5.    Acabar com as Câmara Estaduais, que só servem aos seus membros e aos seus familiares.


6.    Redução drástica da quantidade de vereadores, acabar com os salários de vereadores, diminuir os gastos das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais.

7.    Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; Aliás, 5 partidos apenas, seria mais que suficiente.

8.    Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc., das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;

9.    Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias e até, as ex-famílias.

10. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;

11. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.;

12. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;

13. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós que nunca estão no local de trabalho). HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE CONSULTORIAS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES.

14. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder - há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal médico. Às oligarquias locais do partido no poder.

15. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar.

16. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Legislativo.

17. Pedir o pagamento da devolução dos milhões dos empréstimos compulsórios confiscados dos contribuintes, e pagamento imediato dos precatórios judiciais.

18. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrões que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam.

19. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas valem e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;

20. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.

21. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois.

22. Pôr os Bancos pagando impostos e, atendendo a todos nos horários do comércio e da indústria.

23. Proibir repasses de verbas para todas e quaisquer ONGs.

24. Fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos políticos.

25. Rever imediatamente a situaçE3o dos Aposentados Federais, Estaduais e Municipais, que precisam muito mais que estes que vivem às custas dos brasileiros trabalhadores e, dos Próprios Aposentados.

26. Rever as indenizações milionárias pagas indevidamente aos "perseguidos políticos" (guerrilheiros).

27. Auditoria sobre o perdão de dívidas que o Brasil concedeu a outros países.

28. Acabar com as mordomias (que são abusivas) da aposentadoria do Presidente da Republica, após um mandato, nós temos que trabalhar 35 anos e não temos direito a carro, combustível, segurança, etc.

29. Acabar com o direito do prisioneiro receber mais do que o salário mínimo por filho menor, e, se ele morrer, ainda fica esse beneficio para a família. O prisioneiro deve trabalhar para receber algum benefício, e deveria indenizar a família que ele prejudicou.

 
Já que esses nossos políticos e governantes não querem fazer reformas d e fato, não querem passar o Brasil a limpo, cabe a nós, povo esclarecido, fazer isto através da mobilização em massa e ir para as ruas (sem vandalismo, sem black blocs, que são contra o capitalismo, manifestar a nossa insatisfação.
 
Vamos juntos, vamos mostrar que no Brasil o povo esclarecido pode realmente mudar o rumo da história, já que pelas urnas vai ser difícil, por motivos óbvios.
 
Encaminhe este email para todos os seus contatos até cair no computador dos políticos que você votou nas últimas eleições.

17 DE ABRIL DE 2014 - QUINTA-FEIRA

DIA       D E Z E S S E T E      DE      A B R I L     DE      2 014     –     QUINTA-FEIRA.
77 anos, três meses e 22 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
ANO 64º - MÊS 10º - DIA 282º
55 anos e 315 dias na PMESP
55 anos e 66 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 727 dias – 714 748 horas.
50 anos e 223 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 36 dias no Posto de Coronel – 313 meses e 6 dias.
2 anos e 286 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 584 dias CORONEL – 22 ANOS E 124 DIAS NA RESERVA.
10 140-245 248                              9 584-230 288                                     9 884-237 628.

DIA INTERNACIONAL DA LUTA DOS TRABALHADORES DO CAMPO
DIA NACIONAL DA SÍRIA

DIA DE SANTO ANICETO. Nascido na SÍRIA foi PAPA de 154, quando sucedeu a SÃO PIO I até 166, quando sofreu o martírio, um mês após a morte do imperador Romano ANTONINO PIO. Contemporâneo de SÃO JUSTINO, entre outros, lutou em favor da pureza da doutrina apostólica no ORIENTE. Em seu pontificado enfrentou com vigor a heresia gnóstica, que então devastava os meios católicos. Foi visitado, certa vez, pelo venerável SÃO POLICARPO DE ESMIRNA, que apesar da idade avançada se deslocou do ORIENTE até ROMA para esclarecer qual deveria ser a data da celebração da PÁSCOA. Sofreu o martírio em ROMA.

1529 a. falece PROCLUS, filósofo grego, em 17 de abril de 485. Nasceu em 412.
1156 a. falece o PAPA BENTO III em 17 de abril de 858. Nasceu em 800.
493 a. MARTIN LUTERO comparece ao DIETA DE WORMS e não se retrata de seus escritos sobre a Igreja Católica, em 17 de abril de 1521. É excomungado da Igreja Católica por suas críticas ao PAPA.
490 a. GIOVANNI DA VERRAZANO descobre a baía de NOVA YORK em 17 de abril de 1524.
479 a. ANTÔNIO DE MENDOZA é nomeado o primeiro rei da NOVA ESPANHA, no MÉXICO, em 17 de abril de 1535.
440 a. falece JOACHIM KAMMERMEISTER, humanista e poeta alemão, em 17 de abril de 1574. Nasceu em 1500.
432 a. HERNANDO DE LERMA funda a cidade Argentina de SÃO FELIPE DE LERMA, atual SALTA, em 17 de abril de 1582.
319 a. morre JUANA INÉS DE LA CRUZ, poetisa e escritora mexicana, em 17 de abril de 1695. Nasceu em 1651.
303 a. falece JOZEF I, imperador da ALEMANHA, em 17 de abril de 1711. Nasceu em 1678.
262 a. rei FERNANDO VI funda, em MADRI, a REAL ACADEMIA DE BELAS ARTES DE SÃO FERNANDO, em 17 de abril de 1752.
224 a. morre BENJAMIN FRANKLIN, diplomata e inventor norte-americano, nascido na FILADÉLFIA (EUA), em 17 de abril de 1790. FRANKLIN foi quem descobriu a bioeletricidade e inventou os pára-raios, usados até hoje, após uma experiência com uma pipa em uma tempestade. Nasceu em 1706.
217 a. nasce JOSÉ JOAQUIM FERNANDES TORRES em MARIANA, MINAS GERAIS, em 17 de abril de 1797. Falece no RIO DE JANEIRO em 24 de dezembro de 1869.  Magistrado. Formado em Direito pela Universidade de COIMBRA, PORTUGAL, em 1827. Primeiro lente da cadeira de Direito Criminal da Faculdade do Largo de São Francisco, em 1829/33. Deputado provincial em MINAS GERAIS (1835/37; 1838/39 e 1842/43). Deputado Geral por MINAS GERAIS (1838/41 e 1845/47). Presidente da Câmara (1845/46). Senador por MINAS GERAIS (1848/69). Presidente da Província de SÃO PAULO (1837/60). Ministro da Justiça (1846/47). Vice-Presidente da Província de MINAS GERAIS. Presidente interino da Província de MINAS GERAIS, em 1863. Ministro do Império, em 1866. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
217 a. uma frota inglesa, defendida pelo governador GENERAL RAMON DE CASTRO, ataca SÃO JOÃO DE PORTO RICO, com intenção de conquistar a ilha, em 17 de abril de 1797.
191 a. do PARLAMENTO BRASILEIRO. O marco histórico da primeira reunião foi o dia 17 de abril de 1823. A Assembléia não nasceu, todavia, sob bons presságios. D. PEDRO I jurava defender a Constituição apenas se ela “fosse digna do BRASIL e dele próprio”. O resultado acabou por ser o encerramento dos trabalhos do Primeiro Parlamento em 12 de novembro de 1823, pois assim determinava o decreto assinado pelo Imperador. Como resultado, a constituição de 1824 foi outorgada pelo Imperador. A CARTA MAGNA previa a existência de duas CASAS legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado. Para a primeira, as eleições eram temporárias. Para a segunda, o Imperador indicava um nome para ocupar o cargo vitaliciamente, a partir de indicações constantes de uma lista tríplice. Os Senadores eram substituídos somente em caso de morte ou renúncia. A primeira reunião da Câmara dos Deputados ocorreu no dia 29 de abril de 1826, enquanto a primeira sessão do Senado foi realizada em 6 de maio de 1826. O Senado do Império ficou imortalizado nas crônicas jornalísticas de MACHADO DE ASSIS, como “O VELHO SENADO”.
177 a. nasce J. P. MORGAN, banqueiro norte-americano, em 17 de abril de 1837. Morre em 1913.
153 a. Estado de VIRGÍNIA se separa da UNIÃO NORTE-AMERICANA, antigo nome dos ESTADOS UNIDOS, em 17 de abril de 1861.
133 a. nasce LAUDO FERREIRA DE CAMARGO em 17 de abril de 1881. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, turma de 1902. Advogou em sua cidade natal até, em 1905, ser nomeado promotor público da comarca de Serra Negra. Em 1908, removido para São José do Rio Pardo quando foi nomeado juiz de direito de Itaporanga em 1910, Cajuru em 1911, São Simão em 1912, Ribeirão Preto em 1915, e Santos em 1922. Mediante nova promoção foi elevado a juiz de direito da capital, em 1927. Sobrevindo o movimento revolucionário de 1930, um dos primeiros atos do novo governo foi mudar a composição do Tribunal de Justiça paulista, forçando alguns magistrados á aposentadoria e nomeando outros sem ligação ao governo do Partido Republicano. Coube a Laudo de Camargo ser agraciado com um lugar na terceira câmara do citado tribunal. Assim o novo ministro foi empossado no dia 27 de novembro de 1930, no gabinete do presidente Manuel Policarpo. Chefe do Governo paulista: Foi interventor federal no governo de São Paulo, de 26 de julho a 13 de novembro de 1931. Ministro do Supremo Tribunal Federal: Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal pelo ditador Getúlio Vargas, mediante decreto de 30 de maio de 1932, na vaga resultante do falecimento de Francisco Cardoso Ribeiro, assumindo o cargo em 9 de junho. Foi eleito presidente, de 31 de janeiro de 1949 a 17 de abril de 1951, quando, completando setenta anos, recebeu a merecida aposentadoria. Faleceu em 21 de junho de 1963.
129 a. nasce KAREN BLIXEN, escritora dinamarquesa, também conhecida pelo pseudônimo de ISAK DINESEN, em 17 de abril de 1885. Faleceu em 1962.
120 a. nasce NIKITA KRUSCHOV, secretário-geral do Partido Comunista da UNIÃO SOVIÉTICA, em 17 de abril de 1894. Morre em 1971.
119 a. morre JORGE ISAACS, escritor colombiano, em 17 de abril de 1895.
117 a. TURQUIA declara guerra contra a GRÉCIA, em 17 de abril de 1897.
116 a. GUERRA DE CUBA: o Senado dos ESTADOS UNIDOS proclama a independência da ILHA DE CUBA por 67 votos contra 21, em 17 de abril de 1898.
115 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, de 17 de abril de 1899: o tribunal de Justiça, em sessão de sábado, decidiu a ação de honorários médicos, movida pelo doutor STAPLER, aos herdeiros da CONDESSA DE BARROS. A discussão dessa importante causa despertou vivo interesse, por se tratar de médico estrangeiro, que não tem os seus diplomas reconhecidos pela diretoria do serviço sanitário, e que tem sido o alvo de toda a campanha levantada contra os diplomas estrangeiros.
Está fazendo exames perante a Faculdade de Medicina do RIO DE JANEIRO, o doutor COSTABILE MATARAZZO, distinto clínico diplomado pela Universidade de NÁPOLES. Este médico tem feito brilhante figura em seus exames.
Entre LUIZ CYRILLO e FRANCISCO TAPATI, que se achavam bebendo e jogando em uma venda da Rua CORONEL MURSA, deu-se ontem, às 2 horas da tarde, um conflito , recebeu TAPATI um golpe de faca no pescoço. O ofensor foi preso em flagrante.
PIRACICABA – já foram inaugurados os armazéns da Fábrica de Tecidos desta cidade, moldados pelo sistema das modernas cooperativas.
Consta que se vai funcionar em MOCÓCA uma grande fábrica de tecidos grossos, sendo a matéria prima a pita e o algodão. Os tecidos de fibras de pita são destinados aos sacos para café.
RIO – Grassa com intensidade na capital da BAHIA, a febre amarela, que está fazendo numerosas vítimas. A imprensa ataca o poder público pelas nenhuma providências tomadas.
Sob a presidência do contra-almirante BARÃO DE JACEGUAY realizou-se ontem uma reunião dos veteranos da campanha do PARAGUAI, para o fim de tratar-se da fundação de uma associação comemorativa das datas gloriosas da campanha, fazer a oposição à entrega dos troféus tomados ao PARAGUAI e impedir que se perdoe a dívida de guerra.
109 a. das notícias dos jornais de 17 de abril de 1905, dando conta da enfermidade do doutor ANTÔNIO DE GODOY, chefe de Polícia do Estado. Estava sendo muito visitado e recebido vários telegramas, entre outros, do senhor presidente da República.
103 a. jornal O ESTADO publica em 17 de abril de 1911 (SANTOS) O importante teatro do COLISEU SANTISTA, depois de se ter retirado desta cidade a companhia alemã de operetas continuou a fazer funcionar o seu perfeito aparelho cinematográfico, proporcionando todas as noites espetáculos com oito fitas variadas e novas. O COLISEU tem noite que se torna pequeno para conter os seus inúmeros espectadores.
102 a. (LONDRES) A impressão causada nesta capital pelo sinistro do TITANIC foi dolorosíssima. A falta de detalhes e a confusão das informações recebidas até esta manhã, nesta capital, sobre o naufrágio aumenta a inquietação geral. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 17 de abril de 1912).
98 a. nasce Dona LEDA COLLOR em 17 de abril de 1916. Falece em 25 de fevereiro de 1995.
97 a. nasce o Deputado Federal ROBERTO CAMPOS em 17 de abril de 1917.
96 a. nasce WILLIAN HOLDEN, ator norte-americano, em 17 de abril de 1918.
95 a. Assembléia Nacional Francesa aprova a jornada de trabalho de oito horas, em 17 de abril de 1919.
95 a. nasce CHAVELA VARGAS, cantora mexicana, em 17 de abril de 1919.
93 a. nasce SAVÉRIO LÓGULO FERRARO, sócio número 9448 da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, desde 26 de junho de 1986. Nasceu em 17 de abril de 1921. Participou do Movimento Constitucionalista de 32 como escoteiro. Falece em 23 de setembro de 2004, no Hospital Beneficência Portuguesa.
91 a. XII Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) é aberto em 17 de abril de 1923. STALIN e a direção do partido são muito criticados.
89 a. GENERAL GERARDO MACHADO é eleito presidente de CUBA pelo Parlamento, em 17 de abril de 1925.
85 a. nasce a atriz brasileira ODETE LARA em 17 de abril de 1929.
81 a. nasce AURORA DUARTE, atriz e diretora brasileira, em 17 de abril de 1933.
80 a. LEON TRÓSTKI é expulso da FRANÇA, em 17 de abril de 1934.
73 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: a IUGOSLÁVIA se rende perante os ataques da ALEMANHA, em 17 de abril de 1941. As tropas britânicas entram no IRAQUE.
68 a. SÍRIA obtém a sua independência em 17 de abril de 1946.
62 a. nasce JOSÉ RICARDO ALVARENGA TRÍPOLI em São Paulo, em 17 de abril de 1952. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na turma de 1977. Presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto da PUC. Vereador da Câmara Municipal de São Paulo – PMDB, no período de 1983/89.  Secretário Municipal dos Negócios Extraordinários (1983/84). Líder do prefeito na Câmara Municipal (1984/88). Candidato a deputado estadual, pelo PMDB, em 1986. Fundador e membro do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB.   Deputado Estadual (1987/88; 1991/95; 1995/99 e 1999- 2003). 4º Secretário (1991/93). 2º Vice–Presidente (1993/95). Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, durante o tempo de 1995/97. Secretário do Estado do Meio Ambiente (1999/2002).
60 a. nasce LOUISE CARDOSO, atriz brasileira, em 17 de abril de 1954. Na mesma data nasce também RICCARDO PATRESE, ex-piloto italiano de Fórmula 1.
58 a. do CASO EDUARDINHO. Em 17 de abril de 1956, uma terça-feira, EDUARDO JAYME BENEVIDES, de 3 anos e 6 meses, foi seqüestrado por um jovem mulato, aparentando ter 18 anos. Estava consumado um dos primeiros seqüestros de SÃO PAULO e um dos crimes que mais comoveram o País. Ao notar o desaparecimento do filho, dona IRENE PREVIERE BENEVIDES, de 29 anos, grávida de quatro meses, saiu às ruas do bairro. Desesperada, percorreu a feita livre perto de sua casa, na VILA MARIANA, mas ninguém vira o garoto. Pediu ajuda a uma Rádio Patrulha que encontrou pelo caminho. Os policiais fizeram buscas, sem sucesso. Por volta das 12 horas, chamou o marido, JOSÉ JAYME BENEVIDES funcionário de uma gráfica que prestava serviços para políticos. Em menos de quinze minutos, ele chegou em casa, vindo da região central. Decidiu ir prestar queixa na Delegacia de Vigilância e Capturas. Por volta das 17 horas, o pai voltou para casa em uma viatura da delegacia, mas sem notícias do filho caçula. Foi quando uma vizinha ficou sabendo do sumiço de EDUARDO e contou que vira a criança sendo levada por um jovem mulato. No segundo dia, o “CASO EDUARDINHO” era manchete nos principais jornais. O mulato já se tornara conhecido como o “monstro da bicicleta”. JOSE JAYME procurou o governador JÂNIO QUADROS para pedir ajuda. Não foi recebido. Mas um secretário do Palácio, com pena do pai, contou a história para JÂNIO. Irritado, o governador determinou que todo o efetivo da polícia entrasse nas buscas e que a criança fosse encontrada em 24 horas. Participavam dos trabalhos, 200 investigadores, 10 delegados, 10 viaturas da Rádio Patrulha e unidades da então FORÇA PÚBLICA. Na manhã do terceiro dia, três cães pastores do Canil da FP estavam envolvidos na busca. O canil enfrentava um momento de crise. Dias antes, JÂNIO QUADROS afirmara que iria fechar o canil, inaugurado seis anos antes. Em um de seus famosos bilhetes, ele teria escrito: “Façam os cães trabalharem ou dissolvam a matilha”. Os policiais colocaram os pastores DICK e TROVÃO e a pastora FÚRIA para vasculhar a região. Os animais tinham como pista o travesseiro da criança. No dia 20 de abril, às 9 horas, o cão DICK ficou agitado. O soldado JOSÉ MUNIZ DE SOUZA, seu adestrador, seguiu a pista do cachorro e nem acreditou quando ouviu o choro fraco de criança. Em um buraco de quase dois metros de profundidade estava EDUARDINHO. O local estava coberto com folhas de zinco. Da sede do governo do Estado, nos CAMPOS ELÍSEOS, JÂNIO QUADROS ordenou que o garoto fosse levado à sua presença. O pai também foi para o Palácio. EDUARDINHO foi examinado pelo médico do governador. À tarde, o menino e o pai chegaram em casa para o reencontro com a mãe e o restante da família. A VILA MARIANA estava tomada pela multidão. A polícia nunca esclareceu o caso. JÂNIO QUADROS promoveu todos os policiais que participaram da operação. O cachorro DICK se tornou outra celebridade nacional e ganhou a patente de soldado. O canil não foi destruído e na sede foi construído um busto em homenagem ao cão herói. DICK morreu em 15 de junho de 1959. Em seus seis anos de carreira, localizou criminosos perigosos e também ajudou a libertar uma outra criança. EDUARDO se casou em 1977 com ROSELI.  
Procurado pela imprensa em 2003, morando em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, EDUARDO trabalha como representante comercial e tem uma  vida  tranqüila. “O que me lembro do seqüestro é o que foi contado pelo meus pais”. Disse que não ficou com nenhum trauma, teve sorte e agradece a sua salvação ao cão DICK.  Dona IRENE, sua mãe, acrescentou que telefona todo o dia 20 de abril para o filho porque essa é a data em que ele nasceu de novo. Dona IRENE entregou a ROSELI todos os recortes sobre o caso, a roupa suja de terra e a imagem de NOSSA SENHORA. Com 76 anos, seis filhos e 10 netos, dona IRENE ficou viúva em 1972, disse ela “já estou ficando velha e a minha nora toma muito bem conta de tudo”.   
58 a. ESTADOS UNIDOS apresentam o avião LOCKHEED F-104, que possui velocidade dobrada e pode transmitir armas atômicas, em 17 de abril de 1956.
56 a. inauguração da Exposição Universal, inspirada nos acontecimentos científicos, em BRUXELAS, no dia 17 de abril de 1958. Participam da exposição 51 nações e várias organizações internacionais.
53 a. da invasão da BAIA DOS PORCOS, no sul de CUBA, pelos EUA, em 17 de abril de 1961. Cerca de 1,4 mil exilados cubanos, apoiados pela CIA, nos ESTADOS UNIDOS, desembarcam na baía de COCHINOS (CUBA), em uma tentativa frustrada de derrotar FIDEL CASTRO.
50 a. das anotações feitas em 17 de abril de 1964 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 10º - DIA 283º - 5 anos e 317 dias na FORÇA PÚBLICA – 224 dias como ASPIRANTE – 211 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O BATALHÃO DE GUARDAS tem me dado muito trabalho desde que assumi a secretaria da Unidade. As manhãs passam céleres, não dando tempo para quase nada. Hoje, por exemplo, o serviço começou desde que adentrei a Repartição, com o Comandante NÓBREGA chamando-me várias vezes, para resolver diversos casos. Além disso preciso pensar no futuro da própria secretaria: no dia 21 do corrente teremos promoções de sargentos. Segundo tudo indica deverá ser promovido a 1º Sargento o 2º SARGENTO IZAC, meu correspondente. Caso isso aconteça, o IZAD deverá receber nova classificação. Se for no batalhão, será designado para ser sargenteante de qualquer subunidade. Experimentei na função o 3º SARGENTO WÁLTER MACEDO, mas não aprovou. Diante disso, desloquei o 3º SARGENTO REGO das funções de amanuense da 1ª Companhia, deixando no lugar o MACEDO. Hoje o REGO começa a treinar para ser o novo correspondente. Fui obrigado também a apertar o Capitão Maestro, diretor do BMC, pois o mesmo levou os dois sargentos amanuenses e havia muito serviço para ser feito nessa manhã.
Minha manhã foi de correrias, mas o expediente encerrou-se sem grandes novidades. Almocei com o Comandante NÓBREGA e MAJOR ALOÍSIO BORGES, sendo que a refeição foi uma feijoada. Dei aulas em seguida. Até às 17:30 horas estava no Cine Auditório MAJOR ANTÃO, ensinando os soldados que estudam comigo.
Deixando o BG, sentia uma grande necessidade de descansar mental e fisicamente. Os últimos dias de trabalho, na semana, deixaram-me estafado. Assim é que não rumo para meu lar. Prefiro visitar meus pais em POÁ.
Tomo o ônibus LARGO SÃO BENTO e depois desço até à PRAÇA D. PEDRO II, onde embarco para POÁ, num ônibus que faz aquele percurso. Foi uma viagem demorada devido o trânsito difícil na Avenida CELSO GARCIA. No entanto viajava com a mente descansada, procurando apenas esquecer as agruras da semana que está terminando.
Chego em casa de meus pais com chuva. Janto e depois de permanecer durante algum tempo conversando com meus pais vou descer até a PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS. Dou um pulo até o CINE COLONIAL, onde me encontro com o 3º SARGENTO NELSON RIZZO. Assistimos os filmes: PÂNICO NO ANO ZERO e CINZAS SEM GLÓRIA. O primeiro é uma ficção, onde traz a história de uma família que se refugiou nas montanhas após a destruição de NOVA YORK, vítima de deflagração de uma bomba atômica. O segundo filme traz uma nova versão da vida de ADOLF HITLER, versão essa que deturpa completamente a figura daquele que queria dominar o mundo. Terminado o espetáculo cinematográfico, permaneço na praça conversando com conhecido militares e civis, retornando ao lar de meus pais quando já passavam das 24 horas. Vou passar essa noite em POÁ, onde aproveito para descansar das dificuldades de abril.    
44 a. nasce o ator MÁRCIO GARCIA MACHADO no RIO DE JANEIRO, no dia 17 de abril de 1970. O galã estreou em novelas na trama “TROPICALIENTE” (1964), na GLOBO, no papel de CASSIANO, irmão da personagem de CAROLINA DIECKMANN. Já foi apresentador de uma atração de esportes da MTV no começo de carreira. MÁRCIO interpreta o papel de CAÍQUE, da série “AVASSALADORAS”, em 2006. Comanda o programa “O MELHOR DO BRASIL”, na RECORD. 
44 a. APOLLO 13 retorna à TERRA em 17 de abril de 1970.
39 a. forças comunistas do Exército Vermelho entram em PNOM-PENH, a capital do CAMBOJA, em 17 de abril de 1975. Depõem o GENERAL LON NOL.
38 a. falece JEAN-JACQUES GAILLIARD, pintor belga, em 17 de abril de 1976. Nasceu em 1891.
38 a. da morte de Dona BELA, esposa do Sr. ALMEIDA, em 17 de abril de 1976.
36 a. nasce JULIANA RIVA BARONI, em LIMEIRA, no dia 17 de abril de 1978. Começou na TV como paquita do “XOU DA XUXA” (1986). Ganhou destaque interpretando a CACAU de MALHAÇÃO (1998). Em 2006, na novela “O PROFETA”, interpretou a personagem MIRIAN. Em 2007, vive seu primeiro papel como protagonista na novela “DANCE, DANCE, DANCE”, da BANDEIRANTES.
35 a. dos apontamentos de 17 de abril de 1979: nesta terça-feira o CORONEL PM Res DELFIM CERQUEIRA NEVES, deputado estadual, vem jogar volibol no GINÁSIO “DELPHIN BALANCIER”. Fala sobre o reajuste do funcionalismo. Os líderes irão à Assembléia às 18 horas de hoje.
SARGENTO PM NUEVO, que trabalha na Seção Operacional, está doente e pede quinze dias de férias
As greves perturbam a vida normal do CPChq, causando ansiedade pelo que possa vier a acontecer.
A ROTA está na pista do assassino do CABO PM JOSÉ ALVES FILHO, o “CARECA”. Recebe ordens do Quartel do Comando Geral para passar o serviço para a polícia civil.
Recebemos a NOTA DE SERVIÇO Nº 2EM/PM – OO1/33, que regula a participação de Organizações Policiais Militares nos Estágios Supervisionados dos alunos oficiais do 3º CFO.
No JORNAL NACIONAL: as greves e o reajuste do funcionalismo; NICARÁGUA – guerrilheiros sandinistas atacam LEON; combate no Sul do LÍBANO entre israelenses e palestinos; o primeiro-ministro do IRÃ, BARZAGÃ, pede demissão; o PTB de IVETE VARGAS; O enterro de CLÁUDIO DOS SANTOS BATISTA, de 16 anos de idade, torcedor do FLAMENGO, que morreu vitima de dois tiros disparados por um policial; a reunião da CNBB – Os bispos em ITAICI.
Ainda assisto o GLOBO REPÓRTER – UGANDA e IDI AMIN. 
32 a. falece CARLOTA PEREIRA DE QUEIRÓS, em BELÉM DO PARÁ, em 17 de abril de 1982.  Nasceu em SÃO PAULO, no dia 13 de fevereiro de 1892. Era filha do doutor JOSÉ PEREIRA DE QUEIROZ e de dona MARIA V. DE AZEVEDO PEREIRA. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo (1926), com a tese “ESTUDOS SOBRE O CÂNCER”. Interna da terceira cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do RIO DE JANEIRO e chefe do Laboratório de Clínica Pediátrica (1928), como assistente do professor PINHEIRO CINTRA. Foi comissionada pelo governo de SÃO PAULO em 1929 para estudar Dietética Infantil em centros médicos da EUROPA. Membro da Associação Paulista de Medicina de SÃO PAULO, Association Française pour l`Étude du Cancer, Academia Nacional de Medicina e Academia Nacional de Medicina de BUENOS AIRES. Fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas, em 1950. Foi a primeira deputada federal da História do BRASIL, eleita pelo Estado de SÃO PAULO em 1934, fez a voz feminina ser ouvida no Congresso Nacional.
Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem melhoria no tratamento das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira. Ocupou seu cargo até o Golpe de 1937, quando GETÚLIO VARGAS fechou o Congresso.
A política entrou em sua vida durante a Revolução Constitucionalista de 1932, quando o Estado de SÃO PAULO rebelou-se contra o governo provisório de GETÚLIO VARGAS. Junto com a CRUZ VERMELHA paulista, ela organizou um grupo de 700 mulheres para dar assistência aos feridos. Além de prestígio, esse trabalho garantiu a ela uma vaga na Assembléia Nacional Constituinte, sendo empossada em novembro de 1933. A parlamentar elaborou o primeiro projeto sobre a criação de serviços sociais no país. Após a promulgação da nova Carta, em 1934, elegeu-se novamente.    
30 a. falece o General MARK CLARK, em 17 de abril de 1984.
30 a. da posse do Cel. ADOLECIR PÚGLIA no comando do POLICIAMENTO DE CHOQUE (10o.Cmt) em 17 de abril de 1984. O CPChq foi comandado pelo CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI que o recebeu do  CORONEL PM MAÉRCIO ANANIAS BATISTA. Foi comandado pelo CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA, que substituiu o CORONEL JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, transferido para o CPI-5 (este, por sua vez, substituiu o CORONEL PM TOMÁS CANGERANA (transferiu-se para a reserva, assumindo a Superintendência da CAIXA BENEFICENTE. O CORONEL PM CANGERANA substituiu o Cel. OSVALDO DE BARROS JÚNIOR (este assumiu o Comando do Policiamento Metropolitano). Mais tarde o BARROS passou o Comando do CPM para o CORONEL JAIRO PAES DE LIRA, sendo designado Diretor da DTO (DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO OPERACIONAL) e, no dia 9 de abril de 2004, passou para a reserva. O CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA passou para a reserva em 28 de dezembro de 2004 (atualmente é o presidente do CONSELHO DELIBERATIVO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC). Na época, assumia o Comando do Policiamento Metropolitano o CORONEL PM REINALDO DE OLIVEIRA ROCCO.  No dia 16 de abril de 2009 o CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA é transferido do CPI-5 para o CPI-9. Também no dia 16 de abril de 2009 o CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA é transferido do CPA/M-3 para o COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO (como Chefe do Estado Maior assumia o CORONEL PM JORGE LUIZ ALVES).
29 a. falece o ator SCOTT BRADY, em 17 de abril de 1985.
28 a. três reféns britânicos, seqüestrados no LÍBANO, são assassinados, como forma de represália pela utilização de bases aéreas britânicas pelas forças dos ESTADOS UNIDOS que bombardearam a LÍBIA, em 17 de abril de 1986.
27 a. após uma tentativa frustrada de golpe de Estado contra o governo das FILIPINAS, uma pessoa morreu e três ficaram feridas, em 17 de abril de 1987. Nesta data fiz as seguintes anotações: nesta sexta-feira santa passo pelo 2º BPChq após sair de serviço. Converso com o CAPITÃO PM NÉDSON, que se encontra de serviço como Supervisor. O PM BATISTA traz-me até em casa, nessa manhã bonita.
Na biblioteca arrumo a coleção do CADERNO 2. Elaboro a Nota para Boletim Interno a respeito do 53º Aniversário do Batalhão, dia 7 de maio.
A televisão mostra uma denúncia feita por um capitão da PM a respeito dos “MARAJÁS” da Corporação. O TENENTE-CORONEL PM FERREIRA DE SOUZA ganha mais de 400 mil cruzados. Realmente isso é um absurdo que precisa acabar. Há capitão que ganha mais que coronéis. A hierarquia toda é machucada pelas leis de exceção, leis essas que beneficiam poucos em detrimento da maioria.
O PAPA JOÃO PAULO II faz a VIA SACRA, no COLISEU de ROMA. O mundo todo relembra a PAIXÃO E MORTE DO SALVADOR. No último capítulo de HIPERTENSÃO KARINA conserva o segredo sobre o seu verdadeiro pai, não querendo dar desgosto às três velhinhas da Fazenda SANTA LUCIA. DONANA entrega-se à polícia. O índio recebe a sua machadinha de volta e retorna à sua tribo.
Na biblioteca arrumo jornais de outubro de 1986 até a presente data. Estavam em minha mesa de trabalhos e isso me atrapalhava bastante. Preparo-me para, daqui há um mês, iniciar o CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA.
Os militares amotinados em CÓRDOBA depuseram as armas depois da fuga do ex-major rebelado ERNESTO BARREIRO, que estava escondido no episcopado da cidade. Mas a situação se complica nesta noite no segundo foco da rebelião, a Escola de Infantaria do CAMPO DE MAYO, nos subúrbios de BUENOS AIRES, onde o TENENTE-CORONEL ALDO RICO promete resistir às tropas leais do governo. 
25 a. os uruguaios legitimam, com 57,22% de votos, a lei que perdoa os militares da ditadura, em 17 de abril de 1989.
23 a. de meu regresso definitivo a S. PAULO, deixando o CPAI–8 (atual CPI-5) e a região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, que comandei de 14 de janeiro de 199l a 5 de abril de 1991. Assumia o Comando do CAES, minha última Unidade, tendo passado para a reserva em 14 de dezembro de 1991. Atualmente a região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO é subordinada ao CPI-5, sendo que os CPAI foram extintos. No dia 16 de abril de 2009 o CORONEL PM SÉRGIO LUIZ DOS SANTOS é transferido para o CPI-5 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO) (ele comandava o CPI-3).
21 a. falece o desembargador MOACIR CÉSAR DE ALMEIDA BICUDO, em 17 de abril de 1993.
21 a. falece TURGUT OZAL, presidente da TURQUIA, em 17 de abril de 1993. Nasceu em 1928.
20 a. falece o coreógrafo DENILTO GOMES, em SOROCABA, vitimado por complicações decorrentes da AIDS, em 17 de abril de 1994. Atingiu a plena maturidade na SERRA DOS ÓRGÃOS,  solo  que o  concebeu  em 1990. Estava com 41 anos.
18 a. falece EVA JONES, poeta, em 17 de abril de 1996. Nasceu em 1914.
18 a. do MASSACRE DOS SEM-TERRA, em ELDORADO DOS CARAJÁS, a 650 km. de BELÉM DO PARÁ, com  dezenove  mortos  e  dezenas  de  feridos, em 17 de abril de 1996.
18 a. do assassinato do TENENTE-CORONEL PM ALBERTO BERTOLAZZI. Comandava o 10o. BPMM. Foi morto em 17 de abril de 1996.
17 a. após dois meses de caminhada, a primeira MARCHA PELA REFORMA AGRÁRIA, EMPREGO E JUSTIÇA, organizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), chega a BRASÍLIA em 17 de abril de 1997. A manifestação reuniu 50 mil pessoas, saídas de diversos Estados, e tinha o objetivo de chamar a atenção para o problema da reforma agrária. LUIZ BASSEGIO, secretário do Grupo GRITO DOS EXCLUÍDOS, disse o seguinte: “Estive durante três dias com a coluna que vinha do MATO GROSSO, nos últimos 50 quilômetros da caminhada. O convívio entre nós era ótimo. A sensação de chegar a BRASÍLIA foi de imensa satisfação. A população nos recebeu muito bem.” É lembrado o episódio de ELDORADO DOS CARAJÁS, acontecido há exatamente um ano.
17 a. falece CHAIM HERZOG, presidente de ISRAEL entre 1983 e 1993, no dia 17 de abril de 1997. Nasceu em 1918. Ainda nesta data os seguintes apontamentos: Na AORPM, os oficiais que dão aulas se reúnem para uma avaliação. Comenta-se muito o que está acontecendo em BRASÍLIA. PASSOS apresenta um filme sobre assaltos no Metrô – ASSALTO SOBRE TRILHOS.
No MMDC estão presentes os veteranos GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e MANUEL. Com muita dificuldade eu encerro a Declaração de Renda. Levo-a ao BANESPA, agência dos bombeiros, nossa vizinha.
São instalados armários na biblioteca, uma iniciativa do CORONEL PM GUIMARÃES. Telefono a ele dando ciência do que foi feito. Dona MARIA está adoentada e não vem trabalhar. A Sociedade pára sem a sua presença. É ela que sabe de todos os pormenores da mesma. O CORONEL ARY CANAVÓ deve estar no RIO ainda. Nada sabemos de suas andanças. Chove muito a partir das 15 horas. O trânsito fica muito lento. Há manifestações em frente à Câmara Municipal. Tenho dificuldade para chegar até a estação ARMÊNIA e embarcar no ônibus COCAIA.
Não dá para o JOÃO e a FÁTIMA virem para o EVANGELHO NO LAR. Às 19 horas, o recorde de 201 quilômetros de congestionamento é estabelecido. O anterior era de 181 quilômetros, de 26 de março.
Faleceu hoje o ex-presidente de ISRAEL, CHAIM HERZOG, aos 78 anos. Foi Chefe de Estado entre 1983 e 1993. Foi vítima de problemas pulmonares.
Nesta noite a MARLENE resolve acompanhar uma família conhecida numa viagem até ARAXÁ, onde irá passar alguns dias. Deverá chegar amanhã cedo nessa cidade. Hoje pela manhã a LUCINDA tomou conta dos filhos da SILENE: VIVIANI e FELIPE.    
16 a. falecem: GERALDO DE BARROS, pioneiro da fotografia abstrata no BRASIL; a atriz GENY ALMEIDA PRADO e LINDA MC CARTNEY, fotógrafa nos ESTADOS UNIDOS esposa do ex-beatle PAUL MC CARTNEY, em 17 de abril de 1998. Outras anotações feitas nesta data: o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO visitou na manhã desta sexta-feira o ministro SÉRGIO MOTTA, amigo seu há mais de 30 anos, internado há 11 dias no hospital ALBERT EINSTEIN. O estado de saúde do ministro é estável, mas é “grave”. O quadro é de difícil reversão.
Quando chego na Praça da Sé, por volta das 10 horas, noto grande movimentação de pessoas do propalado MST. Irão comemorar o segundo ano do Conflito de ELDORADO DOS CARAJÁS com um ato público defronte a catedral. A polícia militar faz o policiamento ostensivo do local.
No Vale do Anhangabaú, camelôs queimam suas barracas em protesto contra ação da Prefeitura para retirá-los do local. O tumulto só vai acabar com a chegada da tropa de choque.
Assistimos no MMDS a última apresentação da 6ª palestra do doutor LANA, sobre segurança. Não encontro hoje o CORONEL ARY CANAVÓ. O expediente na Sociedade Veteranos de 32-MMDC é tranqüilo. O COLÉGIO SÃO LUÍS, através de alguns alunos, pretende editar um livro “A REVOLUÇÃO DE 32 NA PRIMEIRA PESSOA”. O MARCOS telefona-me para os primeiros contatos.
Termina em pancadaria o ato promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais SEM TERRA (MST) para lembrar os dois anos do assassinato de 19 colonos em ELDORADO DOS CARAJÁS, no sul do PARÁ. O confronto acontece em frente ao prédio da BOLSA DE VALORES, depois que um grupo de PUNKS começou um empurra-empurra que a PM interpretou como tentativa de invasão. Usando bombas de gás lacrimogêneo, cassetetes e cachorros, o choque impede que os manifestantes se aproximem do prédio.
Está difícil retornar para GUARULHOS. Vou embarcar no EXPRESSO BRASILEIRO, na Praça PRINCESA ISABEL. Fiquei sabendo também das atrapalhadas do CIDO no PROJETO OSÓRIO, sofrendo processos sobre dívidas.
Morreu às 12:30 horas o pioneiro da fotografia abstrata no País: GERALDO DE BARROS, aos 75 anos, de embolia cerebral, após 15 anos de internação no Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA.
A atriz GENY ALMEIDA PRADO morreu aos 69 anos, de câncer generalizado. Bastante conhecida por suas participações em vários filmes de MAZZAROPI, nos quais sempre interpretou o papel da mulher do comediante. GENY sofreu um derrame há quatro anos e passava por dificuldades financeiras.
Na televisão também assisto cenas do temporal que caiu sobre as cidades de CURITIBA e de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, no PARANÁ.
Continuo jogando xadrez no computador e, como sempre, perdendo. Continuo também a leitura de VIVA O POVO BRASILEIRO, de JOÃO UBALDO RIBEIRO.   
15 a. das anotações feitas em 17 de abril de 1999 (sábado): no início deste ano, um indivíduo desclassificado, WELLINGTON PEREIRA DO NASCIMENTO, de 25 anos, envolveu-se com os menores de idade, como o PAULO CÉSAR, querendo participar da vida social dos mesmos, naturalmente com pensamentos excusos. Foi rechaçado pelos mesmos. Na manhã de ontem, foi preso em flagrante por receptação. Ele estava dirigindo a TOPIC com placas CAR 4599 – SP, quando foi abordado por PMs na altura do número 1889 da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, no COCAIA. WELLINGTON apresentou o licenciamento que cadastra o carro como regular. A numeração do chassis não conferia e acabou-se descobrindo que a TOPIC AZUL fora roubada na capital.
A motorista MARA IOLE BARROSO, que teve a TOPIC AZUL roubada em 9 de abril, identificou a Van. O assalto aconteceu a Rua PORTUGUESA, VILA ENDRES,quando MARA acabava de chegar numa escola para buscar alunos. Dois desconhecidos, armados de revólveres, roubaram a TOPI de MARA. MARA e seu marido acabaram encontrando a VAN por coincidência. O casal estava na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA quando viu a TOPIC passar por eles. Acompanharam a VAN à distância até encontrarem pelo caminho uma viatura da Polícia Militar. WELLINGTON usava a VAN para fazer lotação COCAIA – METRÔ ARMÊNIA. MARA não o reconheceu como um dos assaltantes. Foi ele autuado em flagrante por receptação.
Morre de câncer, em BELO HORIZONTE, aos 54 anos, o cientista político OLAVO BRASIL DE LIMA JÚNIOR. Professor aposentado, era presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS.
Manhã fria de sábado. Parece que estamos no inverno. LUCINDA conta-me que os IRMÃOS “METRALHA” começaram as suas brigas na casa de dona ESMERALDA. AMÉRICO e JOSÉ estão novamente atormentando a vida da mãe da LUCINDA. O AMÉRICO provoca o JOSÉ de todas as maneiras. Chega até a importunar a KELLEN CRISTINA, filha do JOSÉ e DORA. O JOSÉ tem ficado doente com essa situação.
Relembro que em abril de 1974, há 25 anos atrás, o MANECO machucara o AMÉRICO numa briga. Eles são irmãos. Foi feito queixa na Delegacia de GUARULHOS, perante o delegado BIANCO. Na hora de prender o MANECO, o JOSÉ, também seu irmão, fora em sua defesa. Muitas outras brigas já aconteceram entre eles. O AMÉRICO completará amanhã 54 anos de idade.
O jornal FOLHA METROPOLITANA publica hoje a prisão em flagrante do marginal WELLINGTON PEREIRA DO NASCIMENTO. Apesar de ter 25 anos de idade, queria estar na companhia de rapazinhos de 16 a 18 anos. Chegou a pedir cinqüenta reais do PAULO CÉSAR, nosso neto. Quando os meninos foram para o GUARUJÁ, no carnaval, ele foi atrás.
Na tarde, assisto UNIÃO BARBARENSE 2 x SANTOS 0, em SANTA BÁRBARA D´OESTE, pelo campeonato paulista.
Em minha biblioteca, releio os dias 8 a 21 de abril de 1970 a 1974 e os dias 15 a 21 de abril de 1994 a 1998.
MAPPIN da SÃO JOÃO fecha de vez. Nesta tarde, as prateleiras estavam vazias e os funcionários estavam preocupados com a ação de trombadinhas, que invadiram a loja na noite de sexta-feira e roubaram várias mercadorias. A segurança foi reforçada por 15 homens, pois existia um boato que os trombadinhas retornariam. O clima era tenso no interior da loja de departamentos. Mais duas lojas do MAPPIN na capital serão fechadas nos próximos dias. Inaugurada em 1977, a filial do MAPPIN, na Avenida SÃO JOÃO, foi a primeira loja de SÃO PAULO a ter estacionamento e centro automotivo. A loja foi a segunda filial de redes de lojas, que abriu as portas pela primeira vez no dia 29 de novembro de 1913, em um prédio da Rua XV DE NOVEMBRO, com o nome MAPPIN STORES. Seis anos mais tarde, a primeira loja se mudou para a PRAÇA DO PATRIARCA e, finalmente, em 1939, foi para a atual sede, na PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO. Nos anos 1940 e 1950, a loja era ponto de referência da elite, mas a primeira filial só veio em 1969, na Rua SÃO BENTO.  
ACONTECEU EM 17 DE ABRIL DE 2001 : -  TERÇA-FEIRA
CARBAIA explica-nos como está transcorrendo a viagem dos dois oficiais para a PMBA. Amanhã já deverão iniciar o estágio. Comentamos a separação da prefeita MARTA e do senador SUPLICY. Quais serão os reais motivos do término de um casamento de 36 anos?

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebemos um documento da GESTÃO ESTRATÉGICA onde coloca em dúvida a credibilidade de uma certidão nossa, elaborada em março de 2000, sobre um ex-combatente de 32, que pertenceu ao DESTACAMENTO SAMPAIO. Sou obrigado a examinar algumas dezenas de papéis de uma pasta onde estão arquivados rascunhos e minutas dos documentos desse Destacamento. Não temos notícias do CORONEL PM MELO ARAÚJO e em dos demais diretores do MMDC. Apenas trabalham o VASCO, dona CÉLIA e dona IRENE. O tempo é escasso para resolver problemas relacionados com certidões comprobatórias de ex-combatentes.

POR VOLTA DAS 14H30, foi seqüestrada a médica EULÁLIA PEDROSA ALMEIDA. Primeiro chegaram duas falsas pacientes em seu consultório, no centro de TAUBATÉ e, quando a porta se abriu, entraram dois homens. Atendentes e clientes foram amordaçadas. EULÁLIA é filha de JOSÉ ISMAEL PEDROSA, diretor da CASA DE CUSTÓDIA. O objetivo do seqüestro seria exigir a libertação ou transferência de líderes   do  PCC que estão no presídio, entre eles o chefão IDEMIR CARLOS AMBRÓSIO, o SOMBRA.

O GOVERNADOR GERALDO ALKMIN sancionou a LEI 127/2001 que dá ao RODOANEL METROPOLITANO o nome do ex-governador MÁRIO COVAS. A solenidade para a assinatura do projeto aconteceu no km 22 da rodovia ANHANGUERA, no PARQUE JARAGUÁ.

MST FAZ PROTESTO EM NOME DE ELDORADO DE CARAJÁS. Para lembrar a morte de dezenove lavradores no PARÁ, há cinco anos, trabalhadores rurais foram da Avenida PAULISTA ao VALE DO ANHANGABAÚ. Houve atos de protestos em várias cidades brasileiras. Protestam pela demora no julgamento dos acusados da morte dos lavradores e exigem rapidez na reforma agrária. No RIO GRANDE DO SUL acontecem conflitos. Assentados fecham a fronteira entre BRASIL e ARGENTINA. No MATO GROSSO DO SUL atiraram tomates contra uma loja do McDONALD´S. Na TV vejo cenas das manifestações do MST pelo país.

FALECEU O HISTORIADOR AMERICANO RICHARD MORSE, que se radicou no Brasil em 1946. Autor de O ESPELHO DE PRÓSPERO, dedicou-se a estudos sobre os modernistas e a cidade de São Paulo, entre outros temas, sendo reconhecido pela erudição. Representou a Fundação FORD no BRASIL nos anos 1970 e contribuiu para a introdução dos cursos de história oral no país. Morreu em PORTO PRÍNCIPE, no HAITI, aos 78 anos de idade, de causa não divulgada.

A Polícia Federal do MATO GROSSO prendeu em CUIABÁ o empresário JOSÉ OSMAR BORGES, um dos maiores fraudadores da SUDAM. BORGES é ex-sócio do presidente do Senado, JADER BARBALHO. Desviou 70 milhões de reais da SUDAM, de acordo com dois inquéritos da Polícia Federal.

2 002  :  -     QUARTA-FEIRA
O comandante da PM na BAIXADA SANTISTA e no VALE DO RIBEIRA, ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, deverá assumir o comando da Corporação no Estado, na sexta-feira (dia 26). O jornal AGORA traz a seguinte reportagem sob esse título:- sobre seu estilo em relação aos bandidos, o novo comandante já adianta: “a polícia enfrenta mesmo, e nós vamos enfrentar. Vamos para cima. Vamos buscar”. Oriundo da ROTA (Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR), a exemplo de RUI CÉSAR MELO – seu antecessor, RODRIGUES, 50 anos, se diz contrário à proposta de unificação das polícias civil e militar, abraçada pelo PSDB desde a primeira das duas gestões de MÁRIO COVAS no governo estadual. Ele admite a unificação apenas a longo prazo. O novo comandante se disse “surpreso” com o convite para assumir o cargo, mas o atribuiu ao desempenho obtido em dois anos e quatro meses na Baixada Santista. Nesse período, o coronel comemorou uma redução de 10% nos registros de homicídios e de 33% nos de latrocínios.
O CORONEL RUBENS CASADO, 54 anos hoje comandante da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO – a Escola de Oficiais de SÃO PAULO -, deverá assumir o CPC (Comando de Policiamento da Capital) no lugar do Coronel LEOPOLDO AUGUSTO CORRÊA FILHO. A mudança será confirmada após a posse do novo comandante-geral da PM.

Numa manhã de 26 graus, tenho de atravessar algumas horas contendo os acessos do CARMELO, muito malcriado, falando nomes pesados, às vezes com crise de depressão, mutismo, enfim, não vai bem da cabeça. Os oficiais estão apreensivos com seu estado de saúde desde seu comportamento estranho da segunda-feira, dia 15.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, continuamos preocupados com a reunião da Comissão Organizadora dos 70 anos da Revolução. O Sr. ROMEU CICCONE conversa por telefone comigo. Diz ele que muita coisa já está pronta para as comemorações dos 70 anos. Esteve reunido com a Doutora THAIS, da Associação dos Funcionários Públicos, no início desta semana.
Os GERALDOS não comparecem no MMDC. Mas, o Sr MARCONDES, liga o telefone para dizer de sua preocupação quanto as artimanhas do general BUENO na reforma do OBELISCO do IBIRAPUERA, que ficaria em dois milhões de reais, quantia astronômica pelo que será realizado. Digo-lhe que o CONDEPHAAT ainda não se manifestou sobre o assunto. O Sr. MARCONDES fica de ligar para o CONDEPHAAT.
Mais tarde, em casa, percebo que JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA trabalhou hoje no telhado. Aos poucos, vão sendo consertados os defeitos que ultimamente vínhamos sofrendo, principalmente com relação às chuvas.
Telefona-me a Professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM sobre a reunião de amanhã, às 20 horas, na TRATORIA DA CONCHETA, na BELA VISTA, quando serão discutidos os assuntos atinentes ao TÚNEL NOVE DE JULHO. Ela me apresenta a pauta que está elaborando.

LUCIANO ARRANCA POSTE COM O SEU JIPÃO BLINDADO E ESCAPA POR POUCO: O cantor, que faz dupla com o irmão ZEZÉ DI CAMARGO, estava sozinho em seu GRAND CHEROKEE, na madrugada, quando trombou com um poste no canteiro central da alameda MAMORÉ, em ALPHAVILLE, BARUERI. A batida, em trecho sem curvas, foi tão forte que o poste desabou no meio da pista. Luciano saiu assustado, sem ferimento.

O BRASIL empatou com PORTUGAL, em 1 a 1, em LISBOA e mostrou que, a 46 dias da estréia na COPA DO MUNDO, ainda apresenta defeitos na defesa, no meio-de-campo e no ataque. RONALDINHO jogou 45 minutos, movimentou-se bem e teve três chances de marcar, mas errou na pontaria. RONALDINHO GAÚCHO foi o melhor. PORTUGAL fez 1 a 0 em falha de ROQUE JÚNIOR. FELIPÃO colocou EDÍLSON e EDMÍLSON e mudou o esquema para a 4-3-3. Capetinha sofreu pênalti, cobrado por RONALDINHO GAÚCHO. FRANÇA, que substituiu RONALDINHO, teve atuação discreta.
Outras seleções favoritas para a COPA DO MUNDO participaram de amistosos, com destaque para a vitória da ARGENTINA sobre a ALEMANHA, por 1 a 0, e para a goleada de 5 a 0 da ESPANHA sobre a IRLANDA DO NORTE.

O CORINTHIANS foi derrotado pelo PARANÁ, na COPA DO BRASIL , por 1 a 0. Classificou-se para a semifinal porque os paranaenses precisavam de vitória por dois gols. ÂNDERSON foi expulso no final do primeiro tempo e desfalcou o alvi-negro do Parque São Jorge.
O SÃO PAULO goleou o VASCO por 4 a 0. Os gols foram de SOUZA, KAKÁ, BELLETI e REINALDO. O SÃO PAULO pega o CORINTHIANS na semi-final da COPA DO BRASIL.

Líderes do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA promoveram protestos em todo o país para marcar o DIA DE LUTA CAMPONESA – data em que o massacre de ELDORADO DE CARAJÁS, como ficou conhecido o episódio em que morreram dezenove sem-terra em confronto com a polícia, completou Seis Anos. Apesar dos conflitos com policiais de diversos Estados, nenhum militante do MST ficou gravemente ferido. O MST promoveu marchas em diversos Estados.

Um foguete anti-tanque foi detonado num ferro-velho da cidade fluminense de BÚZIOS. O explosivo foi encontrado por um grupo de catadores de sucata numa base aérea da Marinha. Para levá-lo ao ferro-velho, onde seria vendido, os sucateiros tomaram um ônibus que atravessou toda a cidade. Nove pessoas ficaram feridas, sete delas em estado grave. Um dos catadores, MICHEL SIMAS DOS SANTOS, 13 anos, está cego de uma vista e sofreu traumatismo craniano. O projétil é usado pelos fuzileiros navais e pode perfurar blindagens de até 35 cm. de espessura.

FALECEU o jornalista BENEDICTO RIBEIRO, aos 77 anos. Trabalhou durante muitos anos no DIÁRIO DE SÃO PAULO. Foi o primeiro jornalista a entrevistar o general JUAN DOMINGOS PERÓN, que foi presidente da ARGENTINA, deposto em 1955. Especializou-se na área econômica, sobretudo café. Foi presidente do Sindicato dos JORNALISTAS DE SÃO PAULO (1959-1961). Mais tarde foi trabalhar na assessoria de imprensa da CACIQUE, de café solúvel.

ANUNCIADA a descoberta do maior CEMITÉRIO INCA conhecido, localizado sob uma favela na periferia de LIMA, a capital do PERU. As escavações começaram há três anos e foram mantidas em segredo. Os arqueólogos peruanos e americanos envolvidos no trabalho estimam a existência de dez mil múmias no local.     

2 003   :  -  QUINTA-FEIRA
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC não abrirá as portas nesta quinta-feira, pois estamos na SEMANA SANTA. No entanto, preciso arrumar algum dinheiro para passar o final de semana, que se junta a dois feriados. Assim sendo, sou obrigado a ir para SÃO PAULO, muito embora contra a vontade. Procuro o OLIVEIRA, encarregado de digitar um volumoso arquivo do INSTITUTO, conforme acertei em nome do MMDS. O preço cobrado foi muito pouco e o extenso volume de documentos é algo desanimador. Por outro lado, essa pessoa sempre se queixa de dores nas pernas, por causa de varizes, e o serviço vai se delongando. Há muita coisa que precisa ser feita. Converso com o VICTÓRIO e com AMÉRICO sobre esse problema. Essas nossas conversas se estendem até 15:30 horas e, então, retorno a GUARULHOS. O trânsito não está bem, pois há movimentação de carros que estão deixando a cidade, por causa dos feriados da SEXTA-FEIRA SANTA e de TIRADENTES, emendando a semana. 

Os paulistanos que deixaram a capital por causa do fim de semana prolongado enfrentaram hoje o segundo maior congestionamento do ano na cidade: às 18:30 horas o congestionamento era de 141 km. Os pontos mais complicados eram as Marginais de PINHEIROS e do TIETÊ, a Avenida do ESTADO e a zona leste. O trânsito ficou lento nas principais rodovias. Um acidente à tarde, na CASTELLO BRANCO, matou quatro pessoas e causou grande congestionamento.

O lateral GABRIEL marcou um gol aos 43 minutos do segundo tempo e garantiu a primeira vitória do SÃO PAULO no CAMPEONATO BRASILEIRO, hoje à noite, no MORUMBI. O jogador, criticado durante a semana pelo presidente MARCELO PORTUGAL GOUVÊA, marcou o último gol do triunfo por 3 a 1 contra o FORTALEZA. Até então, o TRICOLOR levava um sufoco da equipe cearense, que se aproveitava da expulsão do atacante KLÉBER, no início do segundo tempo, para tentar empatar a partida.

O FLUMINENSE obteve hoje sua primeira vitória no BRASILEIRO ao bater o INTERNACIONAL POR 3 a 1, no MARACANÃ. O TRICOLOR CARIOCA chegou a quatro pontos e deixou a “lanterna”, subindo para a 19 ª posição. Os gaúchos permanecem com nove pontos, em terceiro lugar.
Em CURITIBA, o PARANÁ venceu o GOIÁS por 3 a 1, resultado que lhe coloca em quinto lugar na tabela – sete pontos. Os goianos, com dois pontos, são os penúltimos colocados.
A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO aponta em primeiro lugar o CRUZEIRO, com 10 pontos. Em segundo lugar, também com 10 pontos, o outro time mineiro, ATLÉTICO.

MORREU o empresário MARCOS LÁZARO, à 0:30 hora, aos 78 anos, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Ele estava internado desde 11 de março de 2003 para uma operação no intestino. Nascido na POLÔNIA, MARCOS LÁZARO ficou conhecido nos anos 60 e 70 por gerenciar as carreiras de ROBERTO CARLOS, ERASMO CARLOS e outros artistas da JOVEM GUARDA, além de ELIS REGINA. Atualmente, ele atuava no segmento de torneios esportivos.

PRESSIONADO pela animação dos investidores com as propostas do governo para a reforma tributária e da Previdência, o dólar retomou hoje sua trajetória de queda, desvalorizando-se em 2,1 % e fechando em R$ 3,03 – nível mais baixo desde 30 de agosto de 2002. As captações de empresas e bancos no exterior também ajudaram. O risco País recuou 3,12% . Para analistas e exportadores, o dólar a três reais não terá impacto sobre as exportações no primeiro semestre; depois tenderá a reduzir o saldo comercial brasileiro.

Cerca de 250 integrantes do MOVIMENTO DOS SEM-TERRA (MST) subiram hoje o morro do CORCOVADO, no RIO, levando 19 cruzes e faixas com frases pedindo justiça. Foi uma das várias manifestações que ocorreram em diferentes pontos do País para lembrar as mortes de 19 trabalhadores SEM-TERRA ocorridas no dia 17 de abril de 1996 em ELDORADO DOS CARAJÁS, no PARÁ. As manifestações também faziam parte da “jornada nacional de luta contra o latifúndio”, com a qual o MST pretende intensificar suas ações a favor da reforma agrária. Segundo a coordenação do MST, a “jornada de luta”, iniciada há uma semana, teve manifestações de 18 Estados, com mobilização de vinte e cinco mil pessoas.
Em MINAS, cerca de 300 integrantes do MST aproveitaram as celebrações da SEMANA SANTA para homenagear os 19 trabalhadores rurais mortos há sete anos em ELDORADO DOS CARAJÁS. Reunidos nas escadarias do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS, os sem-terra encenaram a cerimônia do lava-pés – gesto bíblico de JESUS antes da última ceia – representaram a morte dos companheiros no confronto com a polícia e reafirmaram a necessidade da reforma agrária.

O CARDEAL-ARCEBISPO DE SÃO PAULO, DOM CLÁUDIO HUMMES, reproduziu nesta noite, na CATEDRAL METROPOLITANA DA SÉ, a última ceia de JESUS CRISTO. Durante a cerimônia, seis idosos e seis moradores de rua, representando os doze apóstolos, tiveram os pés lavados e abençoados pelo cardeal. A cerimônia do LAVA-PÉS é uma das mais importantes da Igreja Católica. “JESUS ordenou que fosse feita em sua memória. Então, fazemos a vontade DELE”, explicou o vigário da CATEDRAL, padre SEVERINO MARTINS. Durante a missa houve uma procissão do altar principal ao altar lateral, onde ficam guardadas as hóstias para os fiéis comungarem amanhã. Na SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO não há missas.

O empresário JOSÉ CARLOS SARGI, proprietário da ALCA ATACADISTA DE ALIMENTOS e do ARMAZÉM SANTA RITA, faz distribuição de bacalhau, pelo décimo ano consecutivo, na rua Professor Eurípedes Simões de Paula, no BRÁS, zona leste. Cerca de duas mil pessoas se aglomeraram na rua para ganhar uma porção de bacalhau. Esse ano, SARGI contou com a participação de outras empresas como a REBELA, MATRIX, SANTAR, STELA MAR, MAED, EURO KHAMEL, LA RIOJA, CASA FLORA, FORTAL e MERCAPESCA. Foram distribuídas também duas toneladas de pescado e de filé de merluza.  A esposa, SANDRA SARGI explicou que seu marido doa alimentos para ajudar os mais necessitados e sensibilizar outros empresários para que tomem a mesma atitude.
  
O ex-vice-presidente da República e ex-governador de MINAS GERAIS, AURELIANO CHAVES, de 74 anos, foi internado no hospital SOCOR, em BELO HORIZONTE. Ele sofreu uma crise de diabetes e também enfrenta um quadro de infecção pulmonar e insuficiência cardíaca. AURELIANO foi hospitalizado na segunda-feira, dia 14, e não há previsão de alta. Foi ele vice do presidente  JOÃO  BAPTISTA  FIGUEIREDO  de  março  de 1979  a  março  de 1985. Foi fundador do PFL e, no governo de JOSÉ SARNEY, foi ministro das MINAS E ENERGIA (1985-1989). Nas eleições de 1989 candidatou-se à PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA pelo PFL. 

PARTIDOS DE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO SE UNEM CONTRA A TAXAÇÃO DE INATIVOS. Deputados do PT, PSB e PC do B criticaram a proposta anunciada pelo presidente durante reunião com governadores. PFL também critica. Um dos principais focos de resistência à reforma anunciada pelo ministro RICARDO BERZOINI está no partido do próprio presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que terá de administrar ainda a rebelião de outros partidos da base governista que se recusam a aceitar a taxação de inativos. Dos moderados aos radicais, passando pelo líder da bancada do PT, NELSON PELLEGRINO, todos já criticaram a intenção de se cobrar a contribuição previdenciária dos servidores públicos inativos.

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – ANASPS – e o SINDICATO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL – ANAFISCO – divulgaram notas contra as propostas de reforma da Previdência anunciadas ontem pelo ministro da Previdência, RICARDO BERZOINI.

O PAPA JOÃO PAULO II desistiu hoje, pelo segundo ano consecutivo, de celebrar pessoalmente, na basílica de SÃO PEDRO, a tradicional cerimônia de lavagem dos pés, que recorda a ÚLTIMA CEIA DE CRISTO, com os doze apóstolos. No ano passado, 2002, o líder da Igreja Católica deixou de participar de uma série de cerimônias durante a SEMANA SANTA em razão de sua frágil saúde. O PAPA, que completará 83 anos no dia 18 de maio, ficou de pé apenas para a leitura do EVANGELHO, em latim. Foi o PAPA substituído durante a cerimônia do LAVA-PÉS pelo cardeal dom ÂNGELO SODANO, Secretário de Estado. A cerimônia é celebrada pelo segundo ano na Basílica de SÃO PEDRO e não na Basílica de SÃO JOÃO DE LATRÃO, de acordo com a tradição.
Nesta data, é publicada a encíclica papal ECCLESIA DE EUCHARISTIA (SOBRE A EUCARISTIA E A IGREJA). É a 14 ª encíclica do pontificado do PAPA JOÃO PAULO II. Tem 78 páginas e condena a concessão da comunhão a fiéis que “persistem em manifesto pecado grave”, uma alusão a católicos divorciados que casaram novamente.

O bilionário americano JOHN PAUL GETTY II morreu hoje em um hospital de LONDRES, na INGLATERRA, aos 70 anos. Ele tinha sido internado, no dia 14, devido a uma recorrente infecção pulmonar, de acordo com seu médico, JOHN GOLDSTONE. GETTY II nasceu em 7 de fevereiro de 1932, o terceiro dos cinco filhos de J. PAUL GETTY, que transformou a GETTY OIL numa empresa de seis bilhões de dólares – tornando-se o homem mais rico do mundo em sua época. Após freqüentar a Universidade de SAN FRANCISCO e servir brevemente no Exército, GETTY II assumiu o comando dos negócios da GETTY OIL em ROMA, mas pediu demissão seis anos depois, dizendo a seu pai que não valia a pena ser empresário. O grosso de sua fortuna veio do espólio da família, após a venda da GETTY OIL para a TEXACO, em 1984. GETTY II vivia há mais de vinte anos na GRÃ-BRETANHA e possuía uma notória biblioteca, com muitos originais, incluindo obras de SHAKESPEARE. Ele doou mais de duzentos milhões de dólares a entidades como a NATIONAL GALLERY.

O magnata grego JOHN LATSIS, o último armador legendário da geração de ONASSIS, morreu aos 83 anos de idade, segundo a Fundação JOHN LATSIS. As circunstâncias de sua morte não foram esclarecidas pela Fundação. A agência de notícias grega ANA afirmou, no entanto, que LATSIS morreu “de velhice”. Estabelecido em LONDRES, na INGLATERRA, JOHN LATSIS, o último magnata grego a fazer fortuna com os navios nos anos 30, dirigia um império bancário e petroleiro. Retirou-se dos negócios nos últimos anos, confiando a seu filho SPYROS a administração de sua fortuna, estimada pelos órgãos gregos de comunicação em cerca de doze bilhões de dólares. A família do magnata possui principalmente a companhia PETROLA, uma das mais importantes da EUROPA, e o segundo grupo bancário privado da GRÉCIA, EFG EUROBANK ERGASIAS. A Fundação informou que JOHN LATSIS era casado e tinha três filhos. LATSIS também era amigo do príncipe CHARLES, da INGLATERRA, a quem recebia sempre em seu luxuoso barco.

Famoso por ter criado a DIETA ATKINS, à base de taxas altas de proteína e baixas de carboidratos, morreu hoje o médico americano ROBERT ATKINS, onze dias após sofrer uma queda que o deixou em estado de coma. ATKINS, que tinha 72 anos, foi levado ao CENTRO MÉDICO WEILL CORNELL, em NOVA YORK, por um colega, KEITH BERKOWITZ, e submetido a uma cirurgia para a remoção de um coágulo no cérebro. No dia 8 de abril, o médico escorregou no gelo que cobria a calçada em frente a seu escritório, em NOVA YORK. ATKINS rompeu tabus ao publicar, em 1972, o livro “A DIETA REVOLUCIONÁRIA DO DOUTOR ATKINS”, que contrariava as recomendações da maioria dos especialistas em nutrição. Enquanto muitos permaneceram céticos a respeito da DIETA de ATKINS, o método ganhava cada vez mais adeptos, especialmente após a publicação, em 1992, de “A NOVA DIETA REVOLUCIONÁRIA DO DOUTOR ATKINS”. O médico revolucionou os métodos de emagrecimento graças à teoria de que é possível perder peso com a ingestão de gordura.

Forças Especiais dos EUA, com o auxílio de fuzileiros navais, prenderam hoje em BAGDÁ um meio-irmão do presidente deposto, BARZAN IBRAHIM HASAN AL-TIKRITI. Ele é o segundo meio-irmão de SADDAM capturado pelos americanos e o número 38 no baralho de 55 cartas que aponta os membros mais procurados do regime. Um outro meio-irmão, WATBAN IBRAHIM HASAN AL-TIKRITI, foi detido no dia 13 de abril em MOSUL, no norte. Segundo o porta-voz do Comando Central das Forças Armadas, no CATAR, GENERAL VINCENT BROOKS, um informante iraquiano indicou o local onde  BARZAN estava escondido. Muito parecido fisicamente com SADDAM, BARZAN era um de seus assessores e é tido como seu “banqueiro no Ocidente”. Ele atuou como embaixador do IRAQUE na ONU em GENEBRA, de 1989 a 1998. De 1979 a 1983, BARZAN chefiou a MUKHABARAT, o serviço secreto, período em que foram executados vários oponentes do regime.

Uma das expressões mais sombrias dos impulsos bárbaros que essa guerra liberou está num lugar chamado AL-MATHEF AL-WATANI AL-IRAQI – a BIBLIOTECA NACIONAL IRAQUIANA – um dos mais ricos patrimônios culturais da humanidade, um acervo de cinco milhões de manuscritos, livros e microfilmes contando a história do berço da civilização. Hoje, o local é um monte de cinzas. O sólido prédio de concreto foi carbonizado pelo fogo ateado por saqueadores no dia 8 de abril, quando os americanos tomavam de assalto a capital. Entre as preciosidades perdidas, está um exemplar do ALCORÃO escrito à mão por ALI, o quarto califa, sobrinho e genro do PROFETA MAOMÉ, no século VII. Os manuscritos remontam a civilizações da ANTIGÜIDADE, como  a babilônica, suméria e assíria. Dois caminhões foram estacionados pela manhã desta quinta-feira na frente da biblioteca, e rapazes maltrapilhos carregavam desajeitadamente, com as mãos sujas de carvão, os manuscritos, livros e caixas de microfilmes, deixando cair alguns no chão.
O que sobrou do incêndio na biblioteca –  e visivelmente não foi muito – está sendo levado para a MESQUITA IMAM A-HAQ, no bairro xiita de AL-THAWRA, norte de BAGDÁ.
  
FRANÇA e RÚSSIA reagiram com cautela ao pedido dos EUA para que a ONU levante as sanções contra o IRAQUE: o chanceler russo, IGOR IVANOV, disse que é favorável, mas não já, pois não se sabe se o País tem armas de destruição em massa. O presidente JACQUES  CHIRAC disse que a decisão cabe à ONU. O fim das sanções permitiria que os EUA controlassem a venda do petróleo iraquiano.

SÍRIA diz que não quer inspetores de armas em seu território, mas vai aderir aos esforços para livrar o ORIENTE MÉDIO de armas de destruição. O chanceler sírio, FAROUK AL-SHARAA, saudou como “gesto de boa vontade” a anunciada visita à SÍRIA do secretário americano de Estado, COLIN POWELL.

ASSISTO na BANDEIRANTES, OPERAÇÃO DELTA FORÇA III – ALVO MARCADO. De 1998, dirigido por MARK HOPPER, com JIM FITZPATRICK, KEOGH GAVIN HOOD e BRYAN GENESSE. O grupo de elite do Exército dos EUA tenta impedir  que traficantes destruam satélite lançado ao espaço para controlar suas atividades. Mais um filme da interminável série que mostra os americanos como policiais do mundo. A FORÇA DELTA age num dos países da América do Sul, onde um poderoso traficante une-se a terroristas para levar avante os seus planos. Depois, a FORÇA deve entrar num submarino e desativar os mísseis que carregam armas químicas letais, direcionadas a NOVA YORK.

ANNELI JÄÄTTEENMÄKI se torna a primeira mulher a exercer o cargo de primeira-ministra na FINLÂNDIA.

DIÁRIO OFICIAL DE 17 DE ABRIL DE 2003 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO CARVALHO, comandante do 27 º BPMM.
Nasceu em 30 de julho de 1956. Entrou na PMESP em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES: 2 º Tenente – 24 de maio de 1977; 1 º Tenente – 15 de dezembro de 1980; Capitão – 25 de agosto de 1987; Major – 24 de maio de 1995; Tenente-Coronel – ???

2 004:   -  SÁBADO.
Estudos sobre a GERAÇÃO 2001, de autoria do AMÉRICO. O plano será posto em prática nesta  semana.
Desde cedo os encarregados de construir o teto de gesso na nossa cozinha estão trabalhando. Um erro na construção da viga de suporte da laje, pelo JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, está causando uma certa complicação na aplicação do gesso no teto. Esse trabalho vara o dia todo e irá até depois das 18 horas.

O Sr GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me pela manhã. Está preocupado com a ENTREVISTA COLETIVA de segunda-feira e quer saber como ela irá se desenrolar. Explico-lhe o que combinei com o CORONEL MENDES ontem. Disse ele que ontem à noite foi procurado, por telefone, por um repórter da FOLHA DE SÃO PAULO, convidado depois para essa entrevista. O jornal AGORA publica uma pequena notícia sob o título de “OBELISCO NÃO CORRE RISCO DE DESABAR”, com os seguintes dizeres: “Laudo técnico realizado por determinação judicial concluiu que não há risco iminente de desabamento do Obelisco do Ibirapuera (zona sul de SP). A análise aponta, no entanto, para a necessidade de um estudo aprofundado do solo para identificar alterações causadas pela construção do túnel AYRTON SENNA. O documento ressalta que sol, chuva, umidade do ar, temperatura e poluição, além da falta de manutenção nos últimos trinta anos, também contribuíram para o processo de deterioração. O laudo, do engenheiro civil MARCOS MOLITERNO, foi pedido pela juíza MARIA LÚCIA PIZZOTTI MENDES após ação de FIAMMETTA EMENDABILI, filha do autor do projeto do Obelisco, GALILEO EMENDABILI.”

DIÁRIO OFICIAL DE 17 DE ABRIL DE 2004
Decretos de 16-4-2004
PROMOVENDO por merecimento, ao posto de CORONEL PM, os tenentes-coronéis: ISIDRO SUITA MARTINEZ, MARCOS ANTÔNIO FIGUEIRA, SÉRGIO TEIXEIRA ALVES, ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, ELISEU LEITE DE MORAES, JOSÉ PAULO MENEGUCCI e ADEMIR APARECIDO RAMOS.
CLASSIFICANDO os CORONÉIS:
ISIDRO SUITA MARTINEZ no COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA-5 (CPA/M-5); MARCOS ANTÔNIO FIGUEIRA, no COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR-1 (CPI-1); SÉRGIO TEIXEIRA ALVES, no COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR-5 (CPI-5); ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, no COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR-4 (CPI-4); ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, no COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA-2 (CPA/M-2); ELISEU LEITE DE MORAES, na DIRETORIA TÉCNICO OPERACIONAL (DT0); JOSÉ PAULO MENEGUCCI, no COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR-6 (CPI-6) e ADEMIR APARECIDO RAMOS, na ASSESSORIA POLICIAL MILITAR DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (APMAL). 
TRANSFERINDO, por conveniência do serviço, os CORONÉIS PM:
MARCO ANTÔNIO MOYSÉS, do COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR-6 (CPI-6), PARA O GABINETE DO COMANDO GERAL (GAB CMT G), a contar de 13-4-04; ANTÔNIO DOS SANTOS ANTÔNIO, DO COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR-4 (CPI-4), para o COMANDO DE BOMBEIROS METROPOLITANO (CBM); CLÓVIS SANTINON, do COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA-5 (CPA/M-5), para a DIRETORIA DE SISTEMAS (D Sist); ÉDISON FLORA DA SILVA, do COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR-5  (CPI-5), para a COORDENADORIA OPERACIONAL (Coord Op) e ROBERTO DE OLIVEIRA VALE, do COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA-2 (CPA/M-2), para o CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES (CAES).
DESIGNANDO OS CORONÉIS PM:
OSWALDO DA SILVA FILHO, COMANDANTE DO POLICIAMENTO DO INTERIOR-1 (CPI-1); ALFONSO FERRANTE BRUNO, COMANDANTE DO POLICIAMENTO DO INTERIOR-5 (CPI-5) e RENATO PENTEADO PERRENOUD, COMANDANTE DO POLICIAMENTO DO INTERIOR-6 (CPI-6), a contar de 13-4-04.
       
Problema difícil o de minha mãe. O médico que a examinou receitou um tratamento à base de soro específico (não pode conter glicose porque ela está diabética), desde que ela não quer ou não pode ingerir qualquer tipo de alimentação. O ADALVO, por telefone, traz hoje a notícia de que não encontra no mercado esse soro específico, a não ser em hospitais. Foi até um hospital de FERRAZ DE VASCONCELOS (o mais próximo) e, por ser a receita de um médico que não trabalha nesse hospital, eles não a aceitaram. Querem que a paciente seja examinada no hospital, para depois fornecer o soro. Apenas temos dois caminhos: ou o médico que a examinou forneça o medicamento, já que o mesmo não é comercializado, ou então minha mãe vai ter de ser examinada no hospital. Como o CARLOS é o responsável direto por ela, deixo esse assunto para ser resolvido por ele.

Na tarde, a presença do IAGO causa a revolução com as brincadeiras do menino. O barulho dos cachorros latindo não permite que eu tire um cochilo à tarde. MARLENE retornou nesta semana para CARAGUATATUBA e deixou os animais para sua mãe cuidar. Não é normal essa situação: seis gatos e três cães causam uma confusão mal-cheirosa em casa. E isso é algo que já vem há anos. Complica-se porque a dona dos animais se afasta e deixa a LUCINDA cuidando de toda essa sujeira.
FALECEU o CORONEL PM Ref MILCIADES CARNEIRO GIRALDES. Nasceu em 24 de abril de 1928.

O governador GERALDO ALCKMIN aplicou hoje a primeira vacina contra a gripe que lançou em SÃO PAULO a sexta edição da Campanha Nacional de Vacinação de Idosos. No evento de lançamento, na Sociedade Beneficente A MÃO BRANCA DE AMPARO DOS IDOSOS, em SANTO AMARO, zona sul, o ministro da Saúde, HUMBERTO COSTA e o secretário estadual de Saúde, LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA, também vacinaram idosos. A meta da campanha é imunizar no Estado mais de 2,4 milhões de pessoas maiores de 60 anos. A cerimônia de lançamento começou às 8 horas. Depois de tomar um café da manhã, o governador, que é médico, o ministro e o secretário pegaram aventais e seringas e cuidaram da aplicação das primeiras vacinas da campanha.

Evitando críticas à prefeita de SÃO PAULO, MARTA SUPLICY, o deputado federal MICHEL TEMER lançou oficialmente a sua pré-candidatura à Prefeitura da cidade. “As diferenças vão ficar mais claras mais para a frente, quando eu apresentar as minhas propostas, quero fazer uma campanha propositiva”, afirmou o presidente nacional do PMDB. O anúncio da pré-candidatura atraiu para SÃO PAULO vários caciques do PMDB. Além de JOSÉ SARNEY, estiveram presentes o líder do partido no Senado, RENAN CALHEIROS, os governadores de SANTA CATARINA, LUIZ HENRIQUE MENEZES, e do DISTRITO FEDERAL, JOAQUIM RORIZ, além de senadores como MAGUITO VILELA, IRIS REZENDE, JOSÉ MARANHÃO, NEY SUASSUNA, ROMERO JUCÁ e SÉRGIO CABRAL. O secretário de Segurança do RIO, ANTHONY GAROTINHO também veio a SÃO PAULO para o evento partidário.

O ator MARCELLO ANTONY, de 39 anos, foi preso hoje de madrugada, em PORTO ALEGRE, com 97 gramas de uma droga conhecida como clone, uma mistura de maconha com produtos químicos. Ele foi detido por volta da meia-noite em frente a um hotel, durante operação da força-tarefa do Ministério Público gaúcho. Segundo o promotor FLÁVIO DUARTE, MARCELLO estava comprando a droga no momento da prisão de um traficante e teria pago o tóxico com cheque. Hoje pela manhã, por volta das 11 horas, o artista deixou o Presídio Central de PORTO ALEGRE, após a Justiça ter liberado alvará pedido pelos seus advogados.  MARCELLO ANTONY interpretou o vilão RODOLFO na minissérie “UM SÓ CORAÇÃO” e já estava escalado para um dos principais papéis na novela “DINASTIA”, de AGUINALDO SILVA, que entrará na rede GLOBO no lugar de “CELEBRIDADE”. Ele estreou em novelas como o BRUNO de “O REI DO GADO”, em 1996, e foi protagonista no trabalho seguinte, “SALSA E MERENGUE”. Na novela “TORRE DE BABEL”, exibida em 1998, ele viveu GUILHERME, um rapaz de  boa família, que era viciado em crack e cocaína.

O jovem FELIPE KLEIN, de 23 anos, filho do ex-ministro dos TRANSPORTES e atual secretário da AGRICULTURA do RIO GRANDE DO SUL, ODACIR KLEIN, morreu hoje à noite, em PORTO ALEGRE, em circunstâncias ainda não esclarecidas pela polícia. O delegado CLÉBER FERREIRA, que coordena as investigações ouviu de testemunhas que houve uma discussão entre pai e filho, que o jovem foi visto no parapeito da janela, no 9 º andar do edifício, e de lá caiu na calçada da Rua DUQUE DE CAXIAS, no centro da cidade. Pela posição do corpo, o policial acredita que FELIPE tenha tomado impulso para saltar e não tenha sido empurrado. Pouco depois do incidente, o político foi encontrado dentro do apartamento, com algumas evidências de estar alcoolizado, e dizendo palavras desconexas. “Ele estava transtornado”, relatou o delegado. KLEIN foi levado para o Hospital MÃE DE DEUS em estado de choque. Esta é a segunda tragédia familiar de KLEIN, que também foi deputado federal. Em 1996, quando era ministro dos TRANSPORTES, ele estava a bordo do carro dirigido por outro filho, FABRÍCIO, então com 18 anos, que atropelou o pedreiro ELIAS BARBOSA DE OLIVEIRA JÚNIOR, de 24 anos, em BRASÍLIA, e fugiu sem prestar socorro. Na ocasião, pai e filho tinham saído de um churrasco e a investigação indicou que o motorista havia bebido cerveja. Pouco depois do acidente, constrangido, KLEIN afastou-se do cargo que ocupava no governo de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. FABRÍCIO foi condenado a pagar trinta mil reais à família do pedreiro e a doar uma cesta básica por mês, durante dois anos, a uma instituição de caridade.

A polícia paraense prendeu neste sábado dois acusados de terem matado o iatista alemão ALBRECHT ENGELBACH, 39 anos. Ele estava dando a volta ao mundo a bordo de um caiaque. Foi assassinado com um tiro de espingarda quando navegava pelo rio MUTUQUARA, ao norte do PARÁ. Os dois suspeitos do assassínio de ENGELBACH também lhe teriam roubado R$ 160,00. Esse caso lembra outro crime, ocorrido em dezembro de 2001: o velejador neozelandês PETER BLAKE foi morto em MACAPÁ numa tentativa de assalto a seu barco.

Mísseis disparados por helicópteros israelenses mataram hoje, na FAIXA DE GAZA, ABDEL AZIZ AL-RANTISSI, líder do grupo radical HAMAS nos territórios ocupados. AL-RANTISSI assumiu a liderança do grupo a menos de um mês, após o assassinato, em operação semelhante, do xeque AHMED YASSIN, fundador e líder espiritual do grupo islâmico, no dia 22 de março. AL-RANTISSI estava acompanhado de dois guarda-costas dentro de um carro nas proximidades de sua casa, em GAZA. Os dois acompanhantes do líder do HAMAS morreram na hora, e versões não confirmadas afirmam que um deles era um dos seis filhos de AL-RANTISSI, MUHAMMAD. O líder do HAMAS foi levado com vida ao hospital, mas morreu minutos depois de chegar à mesa de cirurgia, devido a ferimentos na cabeça. O Governo de ISRAEL comemorou a morte de AL-RANTISSI, considerado um linha-dura dentro do movimento que já matou centenas de civis e soldados israelenses. O HAMAS jurou vingança pela morte de seu líder. “Este sangue não será desperdiçado. É nosso destino no HAMAS e nosso destino como palestinos morrer como mártires”, afirmou ISMAIL HANIYA, um dos principais chefes do grupo. “A vingança está a caminho”.

Horas antes do ataque israelense ao líder do HAMAS, ABDEL AZIZ AL-RANTISSI, um homem-bomba palestino se explodiu perto de um posto de fronteira de EREZ, entre ISRAEL e FAIXA DE GAZA. Quatro seguranças ficaram feridos na explosão. Os grupos HAMAS e BRIGADAS DOS MÁRTIRES DE AL-AQSA, da facção AL-FATAH, do líder palestino YASSER ARAFAT, reivindicaram em conjunto a autoria do ataque em um telefonema anônimo para a agência REUTERS.

CARLOS HENRIQUE CISNEROS, de 38 anos, ex-presidente da CISNEROS TELEVISION GROUP (empresa que reúne uma série de canais pagos na AMÉRICA LATINA, entre elas a operadora DIRECTV e o provedor AMERICA ONLINE) foi encontrado morto neste sábado, em sua mansão, em BEVERLY HILLS. CISNEROS morreu por causa da ingestão excessiva de um medicamento não identificado. Por isso, a polícia não descarta a hipótese de suicídio. Sobrinho de GUSTAVO CISNEROS, o homem mais rico da VENEZUELA, CARLOS HENRIQUE estaria contrariado com o processo de venda de uma de suas empresas. Nascido no BRASIL, quando seu pai cuidava dos negócios da família no País, CARLOS HENRIQUE só foi para a VENEZUELA aos 8 anos e, mais tarde, foi estudar nos EUA. Seu pai, também chamado CARLOS, morreu afogado, tentando salvar o filho, pego por uma correnteza num lago na VENEZUELA. CARLOS HENRIQUE formou-se em ciência política e foi trabalhar em MADRI, abrindo mercado para as novelas produzidas pelas emissoras da família.
 
2 005  :   -  DOMINGO       1 1741416115H115202 (18216183/2)
Uma brava discussão da MARLENE com alguém que lhe telefonou de madrugada vai fazer com que perca o sono. Parece que ela atendeu um telefonema do JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, um dos seus “maridos”, cujo romance foi desfeito há muito tempo.
Levanto tarde por causa disso. Uso a manhã para ler os jornais e as revistas ISTO É e ÉPOCA. Estou imprimindo as colocações de minhas memórias no computador quando acaba a tinta. Isso ficará adiado para a semana que vem. Até tarde trabalho nos meus arquivos. Também faço uma minuta do possível estatuto que será discutido amanhã com o pessoal da LAPA que está interessado em fundar um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC naquele bairro.

Os reservas do CORINTHIANS passaram no vestibular do técnico PASSARELLA  e venceram a PORTUGUESA SANTISTA por 3 a 0. Esse resultado deu ao TIMÃO o vice-campeonato paulista. Os gols foram marcados por WILSON, DINELSON e ROSINEI. O CORINTHIANS foi ajudado pelo SANTOS que empatou em 1 a 1 com o MARÍLIA e acabou em terceiro lugar. O SÃO PAULO, campeão por antecipação, não decepcionou e bateu o MOGI MIRIM por 2 a 1 em sua casa. O PALMEIRAS ficou no 1 a 1 com o GUARANI. A PORTUGUESA se livrou do rebaixamento ao derrotar o SÃO CAETANO por 1 a 0. Ainda tivemos os seguintes resultados no encerramento do campeonato: ITUANO 2 x ATLÉTICO SOROCABA 1; AMÉRICA 2 x INTERNACIONAL DE  LIMEIRA  1; PONTE  PRETA  0 x SANTO  ANDRÉ  1; UNIÃO  SÃO JOÃO 1 x UNIÃO BARBARENSE 3; PAULISTA 1  x RIO BRANCO 0. O artilheiro do CAMPEONATO PAULISTA desde ano foi FINAZZI, do AMÉRICA, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, com 17 gols.
A Classificação  final  do  Campeonato: 1 º  SÃO PAULO; 2 º  CORINTHIANS;   3 º SANTOS; 4 º SANTO ANDRÉ; 5 º SÃO CAETANO
Caem para a série A-2: UNIÃO BARBARENSE, UNIÃO SÃO JOÃO, ATLÉTICO SOROCABA e INTERNACIONAL DE LIMEIRA.

A torcida do QUILMES referendou o comportamento racista de LEANDRO DESÁBATO. Para mostrar solidariedade ao zagueiro, que passou quase dois dias preso em SÃO PAULO por ter ofendido GRAFITE, fãs da equipe argentina levaram cartazes e faixas de mau gosto, no jogo de hoje contra o RIVER PLATE. Sem nenhuma represália da polícia, despontaram pelas arquibancadas inscrições como “BRANCA DE NEVE” ou montagem em que o jogador brasileiro aparece com a camisa do SÃO PAULO e identificado como macaco.

No RIO, em um jogo dramático, o FLUMINENSE bateu o VOLTA REDONDA por 3 a 1, de virada, e garantiu o 30 º título carioca de sua história.
No RIO GRANDE DO SUL, o INTERNACIONAL conquistou o título estadual sobre o XV DE NOVEMBRO de forma também dramática. O time de CAMPO BOM venceu no tempo normal por 2 a 0; na prorrogação, o COLORADO gaúcho fez 2 a 1 e levou a taça para o estádio do BEIRA RIO.
Depois de três anos seguidos vendo o CORITIBA comemorar, o ATLÉTICO PARANAENSE levantou a taça, na ARENA DA BAIXADA. No tempo normal, o FURACÃO venceu por 1 a 0 e levou a decisão para os pênaltis, onde cravou 4 a 2 e garantiu o título.
Surpreendendo a todos, o IPATINGA, time do interior mineiro, bateu o CRUZEIRO por 2 a 1, no estádio do MINEIRÃO, conquistando o título do Campeonato de MINAS GERAIS. Foi o primeiro título estadual do IPATINGA em sua história.
SUL-AMERICANO SUB-17: a seleção brasileira empata com o URUGUAI por      2 a 2 e conquista a taça. O sétimo título do BRASIL veio pelo saldo de gols, já que as duas equipes terminaram a competição com sete pontos. RAMÓN e KERLON fizeram os gols brasileiros e FIGUEROA marcou duas vezes para a CELESTE.
 
Uma estudante de 14 anos foi morta a tiros durante uma operação realizada na madrugada por soldados do BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLÍCIA MILITAR) na favela VILA CRUZEIRO, na PENHA, zona norte do RIO. A jovem, ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA, morreu após ser atingida nas pernas. Um rapaz de 20 anos, TIAGO PINTO, foi baleado na barriga. Amigos e parentes de ALESSANDRA dizem que os policiais chegaram atirando; a polícia nega, alegando que foi recebida a bala por traficantes locais, que houve troca de tiros e que os soldados pararam no local em que os jovens foram atingidos para socorrê-los.

O PM FLÁVIO ALBERTO DA LUZ, de 37 anos, foi assassinado a tiros dentro de um supermercado em ITAPEVI, na região metropolitana de SÃO PAULO, ontem à noite. O PM, que trabalhava na 3 ª Companhia do 20 º Batalhão da PM em ITAPEVI, estava à paisana e foi surpreendido por dois criminosos. Os assassinos fugiram sem levar nada. Como não anunciaram assalto, a polícia trabalha com a hipótese de vingança. Os bandidos chegaram no SAN SUPERMERCADOS, na rua ANA MARIA VAZ, no JARDIM SANTO ANTÔNIO, por volta das 19:20 horas. Um dos criminosos agarrou o PM pelo pescoço, enquanto o outro bandido atirou nas costas da vítima. Mesmo ferido, LUZ caminhou alguns metros, mas foi jogado ao chão pela dupla. Dessa vez, o criminoso que havia dado uma gravata no PM disparou cinco vezes nos braços e no peito. A dupla fugiu em um MONZA e em uma moto que estavam nas imediações.

NASCEU NINA, filha da modelo ANDREA SANTA ROSA e do ator MÁRCIO GARCIA. A menina nasceu no Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN, em SP.

A corredora MÁRCIA NARLOCH venceu a prova feminina da MARATONA DE SÃO PAULO. Ganhou ainda o inédito desafio entre os sexos, chegando à frente de JOSÉ TELLES DE SOUZA, vencedor da prova masculina.

DOM GERALDO MAJELLA AGNELO, 71 anos, cardeal primaz do BRASIL, como arcebispo de SALVADOR, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do BRASIL, entrou hoje para a lista dos favoritos para suceder JOÃO PAULO II. Seu surgimento como papável ocorreu na véspera da abertura do conclave que elegerá o sucessor de JOÃO PAULO II. A hipótese de d. GERALDO ser o escolhido está na manchete da página 12 do “CORRIERE DELLA SERA”, mas no contexto de mera suposição; a de que, mantido o impasse entre os grandes nomes já listados como papáveis, pode dar-se uma espécie de WOJTYLA-bis, ou seja, a eleição de um nome surpreendente.

A CHINA informou o JAPÃO que não vê nenhuma razão para pedir desculpas pelas violentas manifestações antijaponesas que vêm ocorrendo em todo o país, informou a chancelaria chinesa. TÓQUIO suspeita que o governo chinês nada fez para conter os protestos e até os estimula. O ministro das Relações Exteriores do JAPÃO, NOBUTAKA MACHIMURA, pediu a PEQUIM indenização pelos danos causados às propriedades japonesas pelos manifestantes.

O presidente do EQUADOR, CORONEL LÚCIO GUTIERREZ, disse hoje que as manifestações populares em QUITO não vão derrubá-lo, como ocorreu com seus antecessores – ABDALA “EL LOCO” BUCARAM, em 1997, e JAMIL MAHUAD, em 2000. “Não terão êxito”, insistiu ele, embora admitindo a intensificação dos protestos nas últimas semanas. “Eles (os protestos), restringem-se a QUITO, o restante do país tem outra percepção”, ressaltou, acrescentando que há união em seu gabinete de governo. Por sua vez, o Parlamento equatoriano reuniu-se em sessão extraordinária com o objetivo de definir uma fórmula legal para dissolução da atual Corte Suprema de Justiça, considerada inconstitucional pela oposição e grande parte dos equatorianos. A crise teve origem em dezembro de 2004 quando o governo do presidente LÚCIO GUTIÉRREZ reformou a Corte Suprema de Justiça e esta arquivou os processos por corrupção contra o aliado político dele e ex-presidente, BUCARAM, que pode retornar ao EQUADOR, após oito anos de exílio.

2 006:    -     SEGUNDA FEIRA
Combinara com o Presidente GINO STRUFFALDI e CORONEL PM Res MENDES irmos até o Colégio SANTO IVO, na LAPA, nesta manhã. Com chuvisqueiro, temperatura baixa, saio de casa antes das 8 horas. Num ônibus, numa VIA DUTRA complicada, chego na ARMÊNIA quase às 10 horas. Ali já se encontra o GINO. O MENDES, tal como eu, tem problemas no trânsito e perde um bom tempo. Vamos para as imediações da PRAÇA JOHN LENNON. O Professor JOSÉ CARLOS BARROS DE LIMA está à nossa espera. Recebemos um telefonema dizendo que o TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA e o MAJOR PM MONTE OLIVA não poderão comparecer no Colégio porque a Unidade onde trabalham está sofrendo inspeção. O Professor JOSÉ CARLOS está para ser nomeado Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista de 1932, oficialmente, na reunião da Diretoria Executiva marcada para o dia 20 próximo. Mas ele já está trabalhando na recuperação da memória da revolução há um bom tempo. Prova de seu trabalho é a magnífica exposição que ele criou numa das salas do Colégio. Outras salas estão disponíveis para a colocação das peças existentes no MUSEU “MARIA SOLDADO”, que atualmente está situado no interior do Obelisco. O Professor JOSÉ CARLOS mostra essas salas para nós e combinamos estar no Monumento-Mausoléu na próxima segunda-feira, dia 24, a fim de começar a catalogar todo o material que será transportado para a LAPA. Mostra-nos exemplares da “NOITE ILUSTRADA”, uma revista que documentou com imagens o transcorrer da Revolução de 1932; também vimos cópias dos jornais FOLHA DA MANHÃ e DIARIO DE SÃO PAULO, de 27 de julho de 1932, que traz notícias sobre o Batalhão “VOLUNTÁRIOS RIO GRANDE DO NORTE”, que partiu da LAPA. Passamos, enfim, uma manhã muito interessante, embora a segunda-feira esteja sofrível: chuvosa e fria.  
Um dos assuntos da nossa conversa é a reforma do Prédio “OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO”, situado na Rua ÁLVARES PENTEADO. Pretende o Professor JOSÉ CARLOS que ali seja instalada a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, bem como o MEMORIAL DE 32. Por enquanto isso é um delicioso sonho. Falamos também sobre a solenidade que está sendo programada para o dia 25 de abril, pela manhã, em comemoração ao “DIA DA JUVENTUDE”.
O CORONEL MENDES tem vários compromissos para a tarde desta segunda-feira e declinamos do convite do almoço na LAPA, feito pelo nosso anfitrião. Ele, CORONEL MENDES, deixa-nos no metrô da ARMÊNIA.
O GINO e eu vamos à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali apenas está trabalhando a LILIAN. Sua colega, LUCIENE, corre novamente com o LUCAS, seu filho, para a CRUZ AZUL. Desde a semana passada o menino sofre de uma violenta virose. Esteve internado, obteve alta, mas piorou hoje. As dependências da Sociedade continuam às escuras. O CORONEL RICARDO JABOB ficou de arrumar um eletricista, mas até agora ninguém veio para verificar onde está havendo o problema. Levo o GINO para almoçar na AORRPM. Ali, encontramos vários oficiais: CARLOS e YARA FUCHS, ambos coronéis da reserva, que freqüentam a Associação há anos; CORONEL HERMES CRUZ; TENENTE NASCIMENTO e muitos outros. CARBAIA telefonou antes dizendo que está indo para a C&A, onde marcou uma palestra nesta tarde.
Depois, deixo o GINO na Sociedade e vou ao Corpo de Bombeiros. Converso com o PASSOS, a fim de mandar um eletricista no MMDC.
Visita-nos o Professor EGBERTO MAIA LUZ. Quer ele uma cópia da CARTA AOS PÓSTEROS. Agradece a nomeação para ser o futuro Comandante do Exército Constitucionalista.
Telefona-me o Senhor IRINEU RONALDO SETEMBRO, filho do combatente de 32, TENENTE-CORONEL PM Ref HENRIQUE SETEMBRO NETO. Quer ele doar um capacete que pertenceu ao seu pai, como também uma foto.  Fica combinado que ele vai levar esses pertences ao Monumento-Mausoléu na próxima segunda-feira, às 10 horas.
RONALDO JUNQUEIRA, que trabalha no gabinete de um vereador telefona-me. Quer enviar os convites para a entrega do PRÊMIO ESCOTISTA MÁRIO COVAS JÚNIOR DE AÇÃO VOLUNTÁRIA NA CIDADE DE SÃO PAULO, instituído pela Resolução n º 02/03, no dia 26 de abril, às 19 horas, no Salão Nobre do PALÁCIO ANCHIETA. Um pouco mais tarde, um estafeta vem entregar dez convites para os diretores do MMDC.
O PM A. SILVA, dos bombeiros, vem examinar o problema elétrico existente na Sociedade. Precisam ser trocados certos fios no primeiro andar. Com isso, podemos contar com a energia elétrica no térreo e, com isso, o computador pode voltar a funcionar. A funcionária LILIAN tira cópia das mensagens que recebemos. Uma delas, o CORONEL ELISEU LEITE DE MORAIS, Comandante da APMBB, está marcando uma reunião preliminar na Academia, no próximo dia 20, às 8:30 horas.
Por volta das 16:30 horas, deixamos o MMDC e vamos embarcar no Metrô. Em casa, LUCINDA fala dos planos da construção do futuro salão, após a demolição da casa onde morou o senhor JOSÉ DITO e DONA VALDECIR. Hoje, entrego a ela a quantia de quatro mil reais. Será paga a primeira quantia para o pedreiro que irá demolir a velha casa. Ela mostra a planta da construção que foi elaborada pela arquiteta VALDECIR, moradora antiga da nossa rua. Essa planta dará entrada na Prefeitura para legalização da obra.

HEBE CAMARGO, 77 anos, está comemorando o seu milésimo programa no SBT. Para marcar a data, a emissora de SÍLVIO SANTOS grava um programa especial. A loira, que completou 20 anos de SBT – a emissora tem 25 – em março deste ano, é a homenageada da noite. A gravação da atração acontece hoje, nos estúdios do SBT. Mulheres do elenco da emissora, como as jornalistas ANA PAULA PADRÃO, AMÁLIA ROCHA e JOYCE RIBEIRO e as apresentadoras ADRIANE GALISTEU e REGINA VOLPATO são as anfitriãs da festa. Convidada especial, a jornalista MARÍLIA GABRIELA comanda o programa. HEBE é entrevistada pelas colegas. As atrações musicais não foram ainda divulgadas. HEBE estreou seu programa no SBT em 4 de março de 1986. Antes, passou pela TV BANDEIRANTES e pela RECORD, onde começou e consolidou sua carreira como apresentadora. São 40 anos de carreira como animadora. O programa especial irá ao ar no próximo sábado, dia 22, a partir das 21:30 horas.  

Estou assistindo o capítulo de LOST, pela AXN, quando me telefona a professora MARIA CECÍLIA. Fala sobre a reunião marcada para o dia 20, na Câmara. Convidou várias pessoas. Quer que a advogada CÉLIA MARCONDES receba a medalha MMDC no dia 23 de maio. Peço a ela o currículo dela.
O capítulo de hoje, da segunda temporada de LOST, mostra o momento em que cai um avião na ilha e os náufragos lutam contra inimigos, com algumas mortes e pessoas feridas. Um negro sobressai-se entre eles, defendendo os companheiros. Os primeiros dias deles na ilha são extremamente perigosos. No quinto dia, mais um dos náufragos é misteriosamente assassinado. Na luta pela sobrevivência, uma mulher desponta como líder: ANA LÚCIA. No 12 º dia, novamente eles são atacados. Um dos inimigos é morto e uma lista contendo nove nomes dos náufragos é encontrada com ele. As crianças são levadas pelos estranhos. No 15 º dia, os náufragos abandonam a praia e se internam na ilha, até encontrar um lugar seguro. ANA LÚCIA constrói um enorme buraco e, desconfiando de NATHAN, um dos náufragos, o aprisiona. Ela interroga o suspeito, querendo saber para onde foram levadas as crianças. Nada obtém de positivo.
Um negro, que foi o herói no momento da queda do avião, continua em sua mudez, muito embora ANA LÚCIA peça para que ele fale. Um dos náufragos ajuda NATHAN  a fugir do buraco onde estava aprisionado.
No 27º dia, os náufragos descobrem a construção feita pelo PROJETO DHARMA e ali se sentem seguros. Encontram vários materiais, inclusive um rádio transmissor. Tentam usá-lo, mas o local não permite. Então, ANA LÚCIA e um companheiro procuram um lugar alto onde possa ser feito o contato. Mas esse amigo de ANA LÚCIA passa a ser suspeito de ser um dos inimigos quando ela encontra um canivete com ele, objeto esse que pertenceu ao Exército dos EUA. ANA LÚCIA luta com GOODWIN e consegue cravar uma lança de madeira em seu peito, matando-o. Somente no 41º dia os náufragos recebem uma mensagem através do rádio-transmissor, mas têm medo de seus inimigos e não respondem à mensagem. O negro calado, que até agora nada pronunciara, começa a falar e a querer ajudar ANA LÚCIA, a líder deles. No 45º dia, LIBBY e outra companheira de infortúnio, encontram um homem boiando nas águas e o salvam. Trata-se de JIN, que estava numa jangada com MICHAEL e SAWYER, sobreviventes da primeira temporada de LOST. Ele é feito prisioneiro, mas tenta fugir e vai se encontrar na praia com MICHAEL e SAWYER; todos eles são capturados e jogados num buraco. Essa parte já passou num dos episódios anteriores.  Dias após, os “outros”, como são chamados os náufragos, retiram os três do buraco e se tornam amigos. Enquanto MICHAEL e SAWYER e ANA LÚCIA procuram o filho do primeiro, há uma tragédia: ANA LÚCIA atira em SHANNON, que na companhia de SAHYD, também procuram o filho de MICHAEL. Assim termina esse capítulo, que apresentou um resumo dos dias que esses náufragos, da parte do avião que caiu num local diferente daquele onde estão os sobreviventes da outra parte do aparelho. O grande mistério é se saber quem são aqueles que aprisionaram as crianças, inclusive o filho de MICHAEL, e que até agora são uma incógnita em LOST.  
A FOX apresenta, às 22 horas, mais um capítulo da quinta série de 24 HORAS, cuja ação transcorre entre 13 e 14 horas. JACK BAUER consegue a confissão do traidor CUMMINGS e transmite à UCT os dados que obteve na confissão. O local onde estariam as latas do gás letal é cercado. TATHANSON, o contato de CUMMINGS, é rastreado. BAUER conversa com o presidente LOGAN e se manifesta com vontade de se retirar do caso, pois teme por represálias à sua filha KIM. O presidente pede para que ele continue desempenhando o seu papel, inclusive o conduzindo ao cargo que tinha na UCT. O gás letal seria usado por terroristas contra os russos, mas os códigos estão invalidados e as latas precisam ser cortadas para ser descobertos os números. Enquanto isso, o líder dos terroristas, ERWICH, ameaça usar o gás letal contra os EUA. CHLOE consegue captar a voz de ERWICH e BUCHANAN transmite a BAUER que acharam o local onde se encontra o sócio dele, ROSSLER. Para rastrear o local, CHLOE pede ajuda de SPENSER, que tinha sido colocado como espião, dentro da UCT, pelo então Chefe de Gabinete do Presidente, CUMMINGS.
AUDREY teme pela vida de BAUER e comunica essa sua apreensão por celular, com o agente. As latas de gás são levadas para uma oficina onde os terroristas obrigam um mecânico a cortar as latas.
MARTHA, esposa do presidente, procura se reconciliar com CHARLES LOGAN, oferecendo sua ajuda, que é aceita. MIKE chega no momento em que MARTHA conversa com LOGAN. LOGAN tenta se explicar de toda a confusão causada pelo Chefe de Gabinete, CUMMINGS, que inclusive o chantageou.
A UCT vigia o prédio onde ROSSLER possa estar. SPENSER ajuda CHLOE nesse trabalho. As latas contendo o gás letal são cortadas e os números que ajudarão a estabelecer o código de detonação  do gás são recuperados. ROSSLER é avisado por um dos seguranças do prédio que algo está errado. O local é invadido e ROSSLER capturado. No local também é encontrada uma mulher, INESSA, que diz estar ali contra sua vontade. Ela foi retirada de um bordel de KIEV e aprisionada por ROSSLER.
ROSSLER está ferido. Passa a ser interrogado duramente por BAUER. Ele se dispõe a falar desde que obtenha imunidade total. A UCT está na escuta. BAUER recebe ordem de LYNN, chefe das investigações por parte da CIA para parar de torturar ROSSLER. Este, conta o que sabe. Diz que ERWICH quer reprogramar o computador para poder acionar o gás letal. CHLOE dispensa a ajuda de  SPENSER. MIKE chama o presidente LOGAN, quando este conversa com MARTHA, pois tem algo para dizer. Surpreendentemente, CUMMINGS se enforcou e o presidente é levado para ver a cena macabra.
LYNN Mc GILL tem problemas com uma mulher, sua amante. Esta o atrai para uma cilada, onde é atacado.
AUDREY conversa com BAUER e ele quer manter um contato com sua filha KIM. BAUER quer usar INESSA como isca, para obter mais dados de ROSSLER.
As latas são cortadas e o mecânico que fez o serviço, sob ameaça, é assassinado. IVAN ERWICH telefona para ROSSLER, que está detido pelos agentes CURTIS e BAUER e diz ter os números que possibilitarão a reativação do código. Mas, surpreendentemente, INESSA, assim que chega perto de seu amante, atira contra ele. ROSSLER era a única conexão com os terroristas que estão na posse das latas do terrível gás letal.

Para lembrar os dez anos do MASSACRE DOS CARAJÁS, episódio em que 19 trabalhadores rurais foram mortos pela Polícia Militar do PARÁ, o MST promoveu hoje, com violência, diversos protestos no País. A data foi lembrada com fechamento de estrada, invasões e saques de propriedades, marchas e discursos inflamados. Em ELDORADO DE CARAJÁS, cerca de 2 mil pessoas fecharam a RODOVIA PA-150 por meia hora, homenagearam os 19 trabalhadores rurais mortos pela PM e protestaram contra a falta de punição dos responsáveis pelo crime. O ministro PAULO VANUCCHI, dos DIREITOS HUMANOS, representou o presidente LULA. Os SEM-TERRA também invadiram dez fazendas no PONTAL DO PARANAPANEMA, em SÃO PAULO, e duas em MINAS GERAIS. Fizeram, ainda, sete saques de alimentos em PERNAMBUCO e uma invasão com destruição de eucaliptos em fazenda na BAHIA, além de marchas, protestos, discursos e doação de sangue em ALAGOAS, RIO GRANDE DO SUL, PARANÁ e MATO GROSSO DO SUL. Em WASHINGTON, um pequeno grupo entregou documento ao embaixador ROBERTO ABDENUR.

A ex-vereadora MARIA HELENA, acusada de envolvimento no escândalo conhecido como MÁFIA DOS FISCAIS, foi condenada pelo Tribunal de Justiça, a segunda instância do Poder Judiciário, a 8 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado. Porém, MARIA HELENA não teve a prisão decretada porque seu advogado entrou com um recurso para que o tribunal explique pontos da decisão. O parecer sobre o recurso deve sair em cerca de dois meses. A ex-vereadora foi condenada, por decisão unânime dos três desembargadores que analisaram o processo, em cinco artigos do Código Penal, entre eles os crimes de peculato, formação de quadrilha e coação de testemunha. O relator do caso foi o desembargador TEODOMIRO MENDEZ. O processo, que corre sob segredo de Justiça, teve origem a partir das denúncias de que a  ex-vereadora cobrava pedágio sobre os salários dos funcionários de seu gabinete na Câmara entre os anos de 1997 e 2000. Na época, MARIA HELENA também ganhou destaque quando FABIANO LEITE SÁ LIMA, que dizia ter um relacionamento amoroso com a vereadora, foi preso em flagrante ao tentar extorquir o também vereador SALIM CURIATI JUNIOR. LIMA, que chegou a ser preso na ocasião, diz que agiu a mando de MARIA HELENA. Hoje, ele afirma viver nas ruas da Capital. “Sou ameaçado e perseguido. Tenho medo do que pode me acontecer”. O advogado da ex-vereadora descarta envolvimento de sua cliente nas ameaças que LIMA diz sofrer. 

Um bebê de dois meses morreu, provavelmente sufocado pelo cinto do carrinho infantil em que dormia, hoje de manhã em CAMPINAS. Sua mãe, MARISTELA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES, de 25 anos, percebeu o incidente por volta das  6 horas, quando acordou. Sozinha em casa, ela chamou os vizinhos, que acionaram a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O médico constatou que a morte aconteceu por volta das 4 horas. Para determinar a causa, a polícia solicitou um exame necroscópico que deve ficar pronto em cerca de uma semana.

BRUNO SENNA, sobrinho do tricampeão de Fórmula 1, AYRTON SENNA, está fazendo jus ao sobrenome do tio. O piloto de 22 anos iniciou hoje sua participação na atual temporada da Fórmula 3 inglesa de forma arrasadora, vencendo as duas primeiras etapas do campeonato, no circuito de OULTON PARK. Na primeira corrida, BRUNO largou na POLE. Ele livrou vantagem no início. Depois, manteve a ponta em três relargadas provocadas pelas entradas na pista do safety-car, o carro madrinha, devido a acidentes. BRUNO, que defende a RIAKKONEN ROBERTSON RACING, de propriedade do piloto finlandês KIMI RAIKKONEN largou em segundo lugar na etapa seguinte. Na largada, ele ultrapassou o pole MIKE CONWAY, que teve saída lenta. Depois disso, o brasileiro abriu uma boa dianteira e não foi mais ameaçado durante os 30 minutos da prova.  BRUNO SENNA nasceu no dia 15 de outubro de 1983, em SÃO PAULO. Uma semana depois, seu tio AYRTON conquistou o título da Fórmula 3 inglesa, no circuito de THRUXTON. Naquela temporada, AYRTON venceu 14 das 20 etapas do campeonato e obteve igual número de pole positions. O título foi o passaporte de AYRTON para a Fórmula 1. Em 1984, ele estreou na categoria, pela TOLEMAN. Em 1984, AYRTON SENNA chegou em segundo lugar no GP de MÔNACO. A prova foi interrompida devido à chuva antes que o brasileiro, que vinha mais veloz, pudesse se aproximar de ALAIN PROST.   

A lavradora MARIA HELENA ZIBELL, de 29 anos, internou-se num hospital em SANTA MARIA DE JETIBA, no ESPÍRITO SANTO, para ser operada de uma fístula anal. Ao acordar da anestesia, soube que lhe haviam tirado o útero. Segundo o médico LOURIVAL BERGER, o seu erro foi causado pela enfermeira que anotou errado o nome da cirurgia: ela teria escrito histerectomia (retirada do útero) em vez de fistulectomia.

Um terrorista suicida palestino de apenas 18 anos se explodiu no início da tarde do lado de fora de um restaurante de TEL-AVIV, causando a morte de 9 israelenses e ferimentos em cerca de 60. “Ele abriu a sacola e tudo voou pelos ares”, contou MOUSSA AL-ZEDAD, testemunha da explosão. Este foi o pior atentado em ISRAEL e nos territórios ocupados desde uma trégua pactuada pelo presidente da AUTORIDADE PALESTINA, MAHMUD ABBAS, com os grupos extremistas palestinos, em fevereiro de 2005. O novo governo palestino, liderado  pelo grupo islâmico HAMAS, defendeu o atentado. A atitude complica a situação do governo, que vem tendo suas fontes de financiamento internacional bloqueadas. O presidente ABBAS condenou o ataque.

ROMÊNIA, BULGÁRIA e SÉRVIA estão sob estado de emergência. Enfrentam a maior inundação em 111 anos. As águas do RIO DANÚBIO estão entre 9 e 10 metros acima do nível normal. Há milhares de desabrigados e os prejuízos, principalmente para a agricultura, devem atingir bilhões de euros. Segundo meteorologistas, o fenômeno é causado pela convergência incomum de fatores climáticos, como o derretimento de neve acompanhado de chuvas torrenciais. O grande volume de água corre para o DANÚBIO e seus afluentes. Na ROMÊNIA, as águas do rio foram desviadas para extensas áreas agrícolas, aliviando, assim, a pressão sobre barragens improvisadas nas vilas e cidades. Mesmo assim, a cidade de FETESTI e pequenos povoados estão submersos. Na  SÉRVIA, a situação é caótica em SMEDEREVO, a 40 km de BELGRADO. As águas romperam as barragens, cobriram casas, uma linha férrea e até uma fortificação medieval. Na BULGÁRIA, metade do porto de NIKOPOL desapareceu e na cidade de VIDIN cerca de cinco mil pessoas tiveram de abandonar suas casas.

STEVEN SPIELBERG vai dirigir a cerimônia de abertura da OLIMPÍADA DE PEQUIM, em 2008. O anúncio foi feito pelo Comitê Organizador dos Jogos nesta segunda-feira. O diretor hollywoodiano e o cineasta chinês ZHANG YIMOU vão trabalhar juntos na concepção da festa que marcará o início das competições.

2 007     ;     -    TERÇA-FEIRA
Teremos nesta manhã três eventos, o mais importante, a nosso ver, é o da LAPA:
O Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Comandante da Polícia Militar e o Comandante do Policiamento de Área Metropolitana-Cinco, Cel PM Alaôr José Gasparoto e o Coordenador do Núcleo Lapa da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Dr. José Carlos de Barros Lima, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade cívico-militar de assunção do Comando do CPA/M-5, onde haverá outorga de medalhas alusivas ao Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932.

Data:                     17 de Abril de 2007 (Terça – Feira)

Horário:               09h30
Local:                   Praça John Lennon – City Lapa.
Trajes
Civil:                     Passeio
Policial Militar: B-2  (Oficiais)
                           B-3.5 (Praças)
__________________________                       ____________________________
ALAÔR JOSÉ GASPAROTO                      JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA
Coronel PM – Comandante                             Coordenador do Núcleo Lapa
          CPA/M-5                                                                     MMDC

­No CPOR/SP serão entregues doze medalhas, conforme solicitação do TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ. O CORONEL CANAVÓ representará a Sociedade. Serão outorgadas medalhas MMDC para as seguintes pessoas:

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Ten Cel
SERGIO LUIZ TRATZ
Ten Cel
JOAO ALBERTO DELGADO COELHO
Ten Cel
PAULO QUEIROZ NETO
Maj
REGINALDO BAPTISTA FERREIRA
Maj
FERNANDO ANTONIO CASARTELLI
Maj
ROGERIO CAUM
Maj
CESAR ALEXANDRE MIRABILE
ST
ALMIR VICENTE CAVALLARI
ST
CARLSON CIRINEU BARBOSA AGOSTINHO
2º Sgt
ROGERIO PINTO GUEDES
3ºSgt
JOSE CARLOS GARCIA JUNIOR
Cb
FRANCISCO DA SILVA RIBEIRO

Um terceiro evento acontecerá no 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTOS do Exército, também na LAPA, no mesmo horário da solenidade marcada para a PRAÇA JOHN LENNON. Nesta, o MMDC não terá representante.

Para nossa ida até a LAPA, saio cedo de casa. Uma VIA DUTRA congestionada faz com que eu chegue na ARMÊNIA quando o CORONEL MENDES ali já se encontra. Ele está amoladíssimo porque um motoqueiro causou um amassamento na lateral do carro da SANDRA, sua filha, que ele está usando. Mas poderia acontecer coisa pior, já que esse indivíduo causou mais danos num outro carro. Chegamos na PRAÇA JOHN LENNON bem cedo. Ali já se encontra o novo comandante do CPA-M/5, CORONEL PM ALAOR JOSÉ GASPAROTO. O agora CORONEL PM Res LUIZ NAKAHARADA, em trajes civis, orienta a tropa de como irá transcorrer o evento. Um grande número de escolares dão um cunho de jovialidade ao evento.
Logo ficamos sabendo que o nosso presidente, GINO STRUFFALDI, atendendo conselho médico, não irá comparecer nesta manhã, aqui na LAPA. Ele teve febre à noite. O CORONEL MENDES, vice-presidente, faz suas as vezes do presidente.
Aos poucos vão chegando os convidados: CORONEL PM Ref SILAS BORDINI DO AMARAL, CORONEL PM Res CAUBY ZIMERMANN DA COSTA, CORONEL PM Res BEZERRA, CORONEL PM Ref JOSÉ ALVES DE CARVALHO, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Professora MARGARIDA ROSA LIMA, CORONEL PM JUIZ CLÓVIS SANTINON, GASTÃO EDUARDO CARVALHO (assistente parlamentar do vereador AURÉLIO NOMURA).  
O Comandante Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ; o Secretário Adjunto da Segurança Pública. LAURO MALHEIROS NETO; Alguns coronéis da ativa acompanham o Cmt Geral.  
 A cerimônia de assunção de Comando do CPA-M/5 faz com que o CORONEL PM ALAOR JOSÉ GASPAROTO fale sobre os seus planos na área que agora irá exercer o seu cargo. Ele vem do litoral e encontra um grande desafio nesse novo posto (foi promovido recentemente).
Outro ponto alto da solenidade é a comemoração do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista de 1932, com a entrega de nossas medalhas. A relação dos agraciados é extensa:
MMDC

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Juiz Vara da Inf. E Juv. Lapa
FERMINO MAGNANI FILHO
Juiz de Direito
FERNANDO ANTONIO TORRES GARCIA
Vereador
CLAUDIO DE SOUZA
Superintendente PF  SP
GERALDO JOSE DE ARAUJO
Cel EB
JOSE LUIZ MONTEIRO GIAMBARTHOLOMEI
Cel PM
PAULO CESAR FRANCO
Major PM
CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI
Chefe de Gabinete
ANA LEONOR SALA ALONSO
Engenheiro da AES
JOSE LUIZ CAVARETTI
Diretora
NAYARA APARECIDA ABDALLA
Vice-Diretor
OSMAR FRANCISCO DE CARVALHO
Cap PM
JOÃO CARLOS CHAVES
Cap PM
MARCOS DE ARAUJO
Cap PM
MARIO LUIZ VERCELINO FILHO
Professora
JANE GARCIA
Empresária
SANDRA ORSO POLLY
Coordenadora
SUELI CHAVES EGUCHI
Empresário
TEODORO MARTINHO MORENO
Supervisora de Ensino
VIVIANI MOREIRA DA SILVA FURTADO
1º Ten PM     
GUSTAVO ALCAZAS DE SOUZA
1º Ten Dent PM
ISMÊNIA DE ARAÚJO MALTA
1º Ten PM
VERGILIO CORREA MARIANO
1º Ten PM
JOSE RIBEIRO LEMOS JUNIOR
SD PM
ALEXANDRE CARLOS CAROTENUTO
SD PM
IVAN ANTONIO MIOTTI
SD PM
NATHANAEL PAULO ALVES
SD PM
ANTONIO DE PIANO JUNIOR
SD PM
LUIZ ANTONIO BENEDITO
Empresário
CAETANO CAREZZATO SOBRINHO
Empresário
CARLOS JOSE SILVA BITTENCOURT
Jornalista
CELIO PIRES
Empresaria
ELIANA MAUSER

 

 

1º Ten PM
SAMUEL DIAS DE OLIVEIRA
1º Ten PM
APARECIDO DOURADO LOPES
1º Ten PM
MÁRCIO JOSÉ DA SILVA
1º Ten PM
ELIEVERSON DE LIMA
1º Ten Dent PM
REINALDO DEL DOTORE
1º Ten Dent PM
JOÃO CARLOS QUEIROZ CAMARINHA
Senhor
PAULO PEREIRA DOS SANTOS

 

 

Ten Cel PM
LUIZ DE CASTRO JUNIOR

MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
POSTO / GRADUAÇÃO
 NOME
Major PM
Carlos Roberto Albertin

MEDALHA PEDRO DE TOLEDO

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Ten Cel Fem PM
MARIA APARECIDA DE CARVALHO YAMAMOTO



MEDALHA CONSTITUCIONALISTA

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Monsenhor
TARCISIO JUSTINO LORO
1º Sargento PM
ADEMIR DE ALMEIDA
 As maiores autoridades presentes, acompanhados pelo CORONEL MENDES (vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, PROFESSOR JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA (coordenador do núcleo da Sociedade Veteranos de 33-MMDC, núcleo da LAPA) e CORONEL VENTURA (secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC), fazem entrega das medalhas. É o ponto alto da solenidade. Em nome de todos os agraciados fala, de maneira eloqüente
Doutora LUIZA MARIA, nossa associada, presente nesta cerimônia, diz que FRANCISCO GIANNOCCARO reunirá a Comissão Cívica e Cultural na próxima segunda-feira, dia 23. Nessa data, no mesmo horário, teremos a reunião preparatória da II CAMINHADA NOVE DE JULHO.
O TENENTE-CORONEL PM DIAS, Comandante do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR” convida-nos para a solenidade de 10 de maio, às 10 horas.
O TENENTE-CORONEL Av TEBICHERANE, do IV COMAR, disse que a passagem de comando no IV COMAR será realizada no dia 18 de maio.
Entre os convidados desta manhã está o nosso grande amigo CID PAULO MAIDA, que conheci no Hospital das Clínicas e que muito me auxiliou quando  LUCINDA ali foi operada da vesícula. Atualmente ele trabalha na presidência do CONSEG MORUMBI.
Também recebemos um convite da Maçonaria “PENSAMENTO E LUZ”, loja número 2.700, do venerável mestre LUIZ ANTÔNIO REIS, que, na data de 22 de maio, fará uma sessão solene em lembrança da Revolução de 1932.  
O desfile da tropa encerra essa solenidade. Depois, vamos até o Museu do núcleo onde se faz a entrega de uma moeda raríssima, por parte da senhora OLGA BUTTIN GRANDI, de 82 anos, que guardava essa relíquia há 74 anos. O CORONEL PM Res LUIZ NAKAHARADA e o Professor JOSÉ CARLOS falam sobre a “MOEDA PAULISTA”, inclusive lendo a poesia de GUILHERME DE ALMEIDA, que, em letras minúsculas, em quatro anéis, estão contidas nessa moeda. O historiador HERNÂNI DONATO em seu livro sobre a revolução constitucionalista, na página 200, traz os versos dessa poesia. Para o Museu do núcleo é uma grande conquista.
Ainda permanecemos algum tempo no Colégio SANTO IVO, em conversa com o CORONEL PM Res NAKAHARADA, Professor JOSÉ CARLOS e Professora MARGARIDA ROSA. Deixamos o Colégio por volta das 13 horas. O MENDES deixa-me da estação do metrô da BARRA FUNDA. Irá até sua residência.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos ter uma tarde movimentada. Recebo um telefonema de SÃO VICENTE. O Sr ARNALDO, daquele município, explica-me que a sociedade CAPACETES DE AÇO fechou com a morte do veterano FERREIRA. O Estatuto dizia que somente ex- combatentes da revolução poderiam pertencer a essa sociedade. Quer ele criar uma associação substituindo os CAPACETES DE AÇO. Pede o nosso Estatuto, bem como dos nossos núcleos da LAPA e de GUARULHOS.  

Dois confrontos produziram cenas típicas de guerra civil e deixaram 19 mortos em menos de 12 horas no RIO. No episódio mais sangrento, 13 traficantes morreram na guerra entre grupos criminosos que disputam o controle do MORRO DA MINEIRA, na região central da cidade. Iniciado quando homens do COMANDO VERMELHO tentavam invadir território dominado pela facção AMIGO DOS AMIGOS, o tiroteio durou mais de seis horas e parou o tráfego pelo TÚNEL SANTA BÁRBARA, que liga o centro à zona sul. Criminosos que fugiam por dentro do Cemitério do CATUMBI acabaram enfrentando policiais e o serviço de enterros e velórios teve de ser suspenso. Pouco antes, no bairro de SENADOR CAMBARÁ, na zona oeste do RIO, a polícia matou seis bandidos que saíam em grupo da FAVELA DO REBU. O governador do RIO, SÉRGIO CABRAL FILHO, parabenizou a polícia e disse que auxiliares estão concluindo o documento em que pedirá formalmente a ajuda das Forças Armadas na segurança pública.

O Movimento dos Sem-Terra (MST) radicalizou ainda mais as ações do chamado “abril vermelho”, para marcar os 11 anos do massacre de ELDORADO DOS CARAJÁS, no qual dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do PARÁ. Além de promover novas invasões, o MST bloqueou estradas por todo o País. A ação mais ousada ocorreu no PARANÁ, onde 3 mil sem-terra tomaram 25 das 27 praças de pedágio e liberaram a passagem de todos os veículos. “Os pedágios são hoje um dos principais entraves para a pequena agricultura”, justificou o movimento, em nota distribuída à imprensa. No RIO GRANDE DO SUL, nove estradas foram interrompidas. A VIA DUTRA foi bloqueada em dois pontos, um em SÃO PAULO e outro no RIO.

Como ROBERTO CARLOS, ela não usava marrom, de jeito nenhum. NAIR BELLO era supersticiosa, mas, acima de tudo, como gostava de se definir, era perua. Quando fez a GEMA de PERIGOSAS PERUAS e, depois, a CININHA de A VIAGEM, duas novelas muito populares, ela emprestou vários pertences pessoais à produção, para criar as personagens. NAIR adorava roupas coloridas, unhas pintadas de vermelho-sangue, batom (vermelhão), cílios postiços, brincos grandes. Tudo isso, e mais outros itens, compõem os dez mandamentos da perua, que ela afirmava seguir, religiosamente. Hoje o mundo ficou um pouco menos colorido. NAIR morreu, aos 75 anos.
No dia 11 de novembro, ela teve uma parada cardíaca no salão de cabeleireiro. Levada para o hospital, teve mais duas paradas cardíacas. Ficou cinco meses no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, recebendo dos fãs de todo o BRASIL manifestações de carinho e mensagens de força. Chegou a sair da unidade de terapia intensiva (UTI), entrando em processo de reabilitação na Unidade de Cuidados Semi-Intensivos.
Para o público, NAIR BELLO foi, acima de tudo, comediante, exercitando seus dotes na televisão mais do que no teatro e no cinema (que fez pouquíssimo). Começou no rádio, na RECORD, há 57 anos. Essa primeira fase durou pouco, pois NAIR se casou e afastou-se por três anos, já que teve, em seqüência, três filhos. Não dava, num primeiro momento, para conciliar a maternidade com o trabalho. Em 1956, voltou à ativa,mas em vez da rádio, foi para a TV RECORD, onde, em 1959, BLOTA JÚNIOR, percebendo seu potencial cômico, convidou-a para fazer um humorístico. NAIR criou uma italiana, a SANTINHA, ao lado de RENATO CORTE REAL, que fazia EPITÁFIO, e o programa SHOW IDEAL foi um sucesso.
Desde então, nunca mais parou de fazer rir. Paulista do CAMBUCI, NAIR BELLO SOUSA FRANCISCO nasceu no dia 28 de abril de 1931, signo de TOURO. Cresceu em meio a uma grande concentração de italianos, que são maioria no bairro. Ela própria, era neta de italianos. Terminou rotulada. Numa entrevista, disse certa vez: “Se tem italiana na trama, eles não pensam duas vezes. Chamam a NAIR”. Antes de virar referência nas novelas de CARLOS LOMBARDI, autor que sempre a admirou, ela fez muitas séries e minisséries. Em 1978, fez JOÃO BRASILEIRO, de GERALDO VIETRI, na TUPI; em 1980, DONA SANTA, na BANDEIRANTES. Sua motorista de fáxi fez história na TV. Seguiu-se CASA DE IRENE, ainda na BAND. NAIR BELLO foi então fazer novela na GLOBO. A primeira, em 1980, foi de GERALDO VIETRI, uma adaptação do romance OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO, de escritor gaúcho ÉRICO VERÍSSIMO. Fez, na seqüência, PERIGOSAS PERUAS, de CARLOS LOMBARDI e O MAPA DA MINA, de CASSIANO GABUS MENDES.
A partir daí, não parou mais, intercalando novelas e programas humorísticos. Foi a GIOCONDA de PÉ NA JACA! E a DONA ZORRA (LEONA LAKE) de BANG BANG. Atualmente, era contratada da GLOBO, de volta à SANTINHA do começo de sua carreira em ZORRA TOTAL. Cabe lembrar que foi CARLOS MANGA, em 1962, que a levou para o RIO, onde estreou no quadro O RISO É O LIMITE, no programa de J. SILVESTRE. Em 1975, perdeu um filho. A família e os amigos a incentivaram a trabalhar. Fez uma peça – ALEGRO DESBUM, de ODUVALDO VIANA FILHO. Embora sua figura estivesse sempre associada a humor, NAIR achava difícil fazer comédia na TV. No começo da carreira, era fácil, mas quando ela foi para a GLOBO e os programas, incluindo as novelas, passaram a ser gravados com antecedência, ela passou a achar que estava perdendo a espontaneidade e a autenticidade. Adorava dois dedos de prosa com a “comadre” HEBE CAMARGO, do SBT. Tinham o projeto de uma peça juntas, que nunca fizeram. As americanas LUCILLE BALL e SHIRLEY MacLAINE a impulsionaram a virar artista e a se tornar comediante, mas Lea também tinhas suas preferências nacionais – DERCY GONÇALVES era hors concours, a mãe do riso, mas NAIR BELLO dizia que CONSUELO LEANDRO, MARÍLIA PERA e FERNANDA MONTENEGRO a faziam rir como ninguém. Entre os homens, admirava RENATO CORTE REAL, RONALD GOLIAS e CHICO ANÍSIO. Com sua morte, é toda uma fase do humor que chega ao fim na TV. Um humor mais tradicional que ainda sobrevive no ZORRA, mas que foi sendo substituído por outro estilo – o de CASSETA & PLANETA, por exemplo.
Assim como a peça nunca concretizada com HEBE, NAIR BELLO tinha o projeto de um filme, que também nunca saiu, contando sua história. O cinema foi sempre esporádico em sua carreira, mas em 1951, dois anos depois da estréia no rádio, ela fez um papel em LIANA, A PECADORA, melodrama de PAULO TIBIRIÇÁ interpretado por MÁRCIA REAL, no qual não apenas NAIR, mas também HEBE CAMARGO fazia um pequeno papel. Entre outros filmes, participou de SIMÃO, O CAOLHO, de ALBERTO CAVALCANTI, em 1952, e FOGO E PAIXÃO, de ISAY WEINFELD e MÁRCIO KOGAN, em 1988. E não se pode esquecer de seu papel em DAS TRIPAS CORAÇÃO, de ANA CAROLINA, de 1982, filme do meio da delirante trilogia da autora sobre a condição da mulher na sociedade brasileira (e no mundo). Mesmo quando se assumia como perua, NAIR disparava: “Gosto de rir alto, de dizer palavrão. Sou alegre e extrovertida. Dizer que sou perua por causa disso é um preconceito da sociedade, que quer as mulheres muito comportadas e isso eu não sou”. A mulher que seguia os mandamentos da peruagem, que abusava dos anéis grandes, mas evitava os colares, nunca se sentiu uma árvore-de-natal.

Internado no Instituto do Coração, o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, de 79 anos. O senador é portador de insuficiência cardíaca congestiva, devido a um infarto sofrido em 1989. No mês passado, ACM ficou oito dias internado no mesmo hospital. O parlamentar acredita que terá alta no início desta semana, quando pretende retomar suas atividades no Senado. “Vou participar da CPI da INFRAERO”, avisa.

O medo entrou em cena hoje no TEATRO CULTURA ARTÍSTICA, na Rua NESTOR PESTANA, 196, na CONSOLAÇÃO, centro da Capital. Não era montagem: assaltantes invadiram o lugar e levaram um saco de dinheiro com R$600 em moedas de R$0,10 que seriam usadas para facilitar o troco na doceria e no estacionamento do local. No momento do assalto havia 30 funcionários do teatro, além de integrantes da Orquestra de BUDAPESTE, que ensaiava no lugar. Os bandidos agiram rapidamente: entraram no teatro por volta das 12:30 horas, anunciaram o assalto e fugiram antes da chegada da polícia, que ainda os procura. Não se sabe quanto tempo durou a ação, que levou a polícia a bloquear a rua na expectativa de encontrar a quadrilha. As informações iniciais diziam que os ladrões permaneciam dentro do teatro.

Os pais do menino GUSTAVO DE OLIVEIRA GARCIA, de 1 ano e 4 meses, que morreu ao ser esquecido dentro do carro do pai na semana passada, em GUARULHOS, irão vender o CELTA da família. Ontem, amigos e parentes do casal foram ao prédio onde eles vivem, em JARDIM MACEDO, para retirar o veículo da garagem. “O carro não traz boas lembranças para ninguém da família, então, é natural que seja vendido”, disse o padrinho de GUSTAVO, o técnico em qualidade MARCOS CARVALHO, de 35 anos. GUSTAVO ficou cerca de quatro horas dentro do carro.  Cinco dias após a tragédia, os pais de GUSTAVO, o biólogo RICARDO CÉSAR GARCIA e a enfermeira MAGNA OLIVEIRA GARCIA, começam a dar pequenos sinais de recuperação.        

A ex-morena do TCHAN, SHEILA CARVALHO, está grávida do cantor TONNY SALLES, com quem vive há quatro anos. SCHEILA concluiu que engravidou no primeiro dia de sua lua-de-mel no TAITI. O casal oficializou a união numa cerimônia para 550 pessoas neste dia, em SALVADOR, que teve como padrinhos famosos o casal XANDDY e CARLA PEREZ e a cantora IVETE SANGALO.

CYNTHIA HOWLETT deu à luz sua primeira filha, MANUELA, na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO DE JANEIRO. A menina, terceira filha do ator DU MOSCOVIS, nasceu com 51 cm e 4,190 kg.

O atirador que matou 32 pessoas na universidade VIRGÍNIA TECH e depois se suicidou foi identificado pela polícia como CHO SEUNG-HUI, sul-coreano de 23 anos. Estudante de inglês, era considerado solitário. “Era tão calado que estamos com dificuldades de obter informações a seu respeito”, disse LARRY HINDCKER, porta-voz da universidade. CHO chegou aos EUA em 1992 e vivia legalmente no país com sua família, dona de uma lavanderia. Em sua mochila havia o recibo de uma pistola GLOCK 9 milímetros, comprada em março. Junto com o corpo, além da pistola, foi encontrada uma WÁLTHER calibre 22. CHO fez vítimas em quatro salas e nas escadarias. A polícia teria encontrado no alojamento uma carta do sul-coreano com acusações confusas contra “garotos ricos”. Alunos continuam perplexos.

O prefeito da cidade japonesa de NAGASAKI, ITCHO ITO, de 61 anos, morreu hoje após ser baleado duas vezes nas costas quando fazia campanha na principal estação de trem da cidade. TETSUYA SHIROO, de 59 anos, membro de uma gangue local ligada ao maior grupo criminoso do JAPÃO, o YAMAGUCHI GUMI, foi preso no local do crime e sua arma, apreendida.
Ele admitiu ter atirado contra ITO com a intenção de matar, disse o investigador-chefe da polícia de NAGASAKI, KAZUKI UMEBAYASHI.

2 008    :      -     QUINTA-FEIRA
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos encontrar o CORONEL MENDES preocupado com a 5ª Seção do EM/PM, que está criando dificuldades com relação à confecção de diplomas de nossas medalhas. Ele quer esclarecer o que realmente está ocorrendo. Pensa em cruzar amanhã, no COMANDO SUDESTE com o CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, Comandante Geral. Realmente, desde o ano passado, a 5ª EM/PM coloca obstáculos quanto aos diplomas, principalmente sob a alegação que não possuem papel para isso. O MENDES foi obrigado a solicitar esse papel para o Chefe do CSM-MM na última entrega de medalhas que foi feita.
Vamos definir, com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, a data da comemoração do “DIA DA JUVENTUDE”, escolhendo-se o dia 20 de maio. Já foi decidida a data de 19 de maio para uma solenidade na Associação Comercial; dia 21, em SÃO MIGUEL PAULISTA; dia 23, no IBIRAPUERA; dia 26, em GUARULHOS.
Recebo a visita do COLOMBO. Ele está preocupado com o movimento de estudantes da UNIFESP que querem o afastamento do reitor, por imoralidade ao usar cartão corporativo em proveito dele e de sua família. Como responsável pela segurança, participou de uma reunião na UNIFESP, nesta tarde. Os ânimos estão acirrados.    

“Superei, e por muito, as minhas expectativas mais otimistas”. Foi assim, com doses cavalares de empolgação, que GUSTAVO KUERTEN descreveu o seu último jogo no BRASIL antes da aposentadoria. O ex-número um do mundo perdeu hoje para o gaúcho FRANCO FERREIRO. Foi eliminado na segunda rodada do challenger de FLORIANÓPOLIS.
Nas próximas semanas, GUGA disputará o MASTERS SERIES DE MONTE CARLO e o ATP DE BARCELONA, na ESPANHA. O adeus definitivo terá como palco o complexo de ROLAND GARROS, em PARIS, onde ele se sagrou campeão em 1997, 2000 e 2001.

O ex-cirurgião plástico FARAH JORGE FARAH, de 59 anos, deixou hoje o tribunal literalmente sorrindo. Ele foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado pelo juiz ROGÉRIO DE TOLEDO PIERRE, no 2º Tribunal do Júri, pelo assassinato da amante, a dona-de-casa MARIA DO CARMO ALVES, em 2003. A vítima foi morta, esquartejada por ele em sua própria clínica. Apesar da condenação, FARAH ficará livre até o julgamento do recurso da defesa. Isso porque possui um hábeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que lhe garante o direito de ficar em liberdade até que o caso seja julgado definitivamente.
O crime aconteceu em 24 de janeiro de 2003. Dois dias depois, o próprio FARAH confessou o assassinato a parentes, que chamaram a polícia. Ele também indicou onde estava o corpo: no porta-malas de seu carro, dividido em cinco sacos plásticos pretos, na garagem do edifício onde mora.
FARAH foi condenado pelo júri por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e não dar chance de defesa à vítima) e ocultação e destruição de cadáver. O único atenuante concedido a ele foi o de ter confessado espontaneamente o crime. FARAH é réu primário e já cumpriu quatro anos da sentença. Os jurados rejeitaram os argumentos da defesa, que alegava legítima defesa, a semi-imputabilidade do réu (pois FARAH não estaria são quanto praticou os delitos), e que não houve ocultação de cadáver, já que o réu indicou a localização do corpo. A decisão levou cerca de uma hora para ser tomada. Ele também deverá pagar cinco salários mínimos de multa.
O julgamento durou três dias. Foram ouvidas 22 testemunhas, dez de acusação e 12 de defesa, além do réu. Hoje, a promotoria e a defesa defenderam seus pontos de vista para o júri. O promotor ALEXANDRE MARCOS PEREIRA usou as quatro horas das quais dispunha para fazer sua argumentação. O advogado ROBERTO PODVAL dispensou uma hora e meia de seu tempo. Durante as exposições, promotor e advogado discutiram diversas vezes. O advogado dispunha de oito assistentes. Durante todo o julgamento, FARAH se comunicou com sua defesa por bilhetes.
“Achei o resultado muito fraco. Tinha que ter sido pelo menos 30 anos de pena. O fato de ele ficar livre só aumenta minha indignação”, disse o porteiro JOÃO AUGUSTO DE LIMA, de 50 anos, marido da vítima.

Peritos do Instituto de Criminalística concluíram que ninguém além do casal ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOBÁ e das crianças – ISABELLA, CAUÃ e PIETRO – esteve no apartamento da Rua SANTA LEOCÁDIA na noite da morte de ISABELLA. A menina foi arremessada no dia 29 de março pela janela do 6º andar do Edifício RESIDENTIAL LONDON, na Vila ISOLINA MARZZEI.
A conclusão toma por base um princípio usado pela perícia criminal de que todo contato deixa uma marca. Como nenhum vestígio foi achado no apartamento, além dos pertencentes às cinco pessoas da família, os peritos têm certeza de que ninguém entrou. A suspeita existia desde o dia do crime. Naquela noite, o imóvel foi vasculhado pelos peritos em busca de impressões digitais. A análise mostrou que predominavam as digitais de ALEXANDRE, ANNA CAROLINA e das três crianças.
Os peritos também verificaram que as pegadas e manchas de sangue achadas no prédio pertenciam a pessoas da família – o sangue era de ISABELLA e a pegada era de ALEXANDRE. Não foi encontrado nenhum sinal de arrombamento no apartamento e o tempo que um suposto criminoso teria para cometer o crime seria tão exíguo que tornaria quase impossível que alguém conseguisse entrar e sair do imóvel, agredir e esganar a menina até deixá-la inconsciente, romper a tela de proteção de um dos quartos e jogá-la pela janela sem deixar rastros. Também não há indício ou prova de que o condomínio sofreu invasão na noite do crime.
Há duas semanas, a polícia já sabia da inexistência de prova material ou testemunhal que apontasse para um outro adulto. É por isso que a delegada RENATA HELENA DA SILVA PONTES escreveu em seu relatório que “não há nenhum indício de que uma terceira pessoa possa ter estado na cena do crime”. Essa convicção só foi corroborada pelas análises do I.C. A perícia achou ainda indícios de que o criminoso usou uma fralda e uma toalha para enxugar o sangue de ISABELLA e concluiu que a menina morreu ao cair da janela, além de achar nas roupas de ALEXANDRE partículas de náilon da tela da janela. O casal prestará novo depoimento amanhã, dia em que ISABELLA completaria seis anos.

Depois de dois dias de prisão, abatido e com a barba por fazer, o jornalista ROBERTO CABRINI, da Rede RECORD, deixou a carceragem do 13º DP (CASA VERDE) às 20:30 horas. A juíza MARIA FERNANDA BELLI, do Departamento de Inquéritos Policiais e da Polícia Judiciária, concedeu o relaxamento da prisão em flagrante pedido pelos advogados do repórter e apresentador de TV.

Embora incomodados com as críticas à demarcação em área contínua da Reserva indígena RAPOSA SERRA DO SOL, em RORAIMA, assessores do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA admitiram hoje que o governo foi surpreendido com as declarações do GENERAL AUGUSTO HELENO, comandante militar da Amazônia, e avaliaram que a “estocada” foi dada “com conhecimento de causa”. No Planalto, ninguém quis se manifestar “para não passar recibo”.
A única decisão prática “para manutenção da autoridade” partiu do próprio presidente, que mandou o ministro da Defesa, NELSON JOBIM, e o comandante do Exército, GENERAL ENZO PERI, convocarem HELENO para dar explicações sobre as críticas.  O ministro JOBIM cancelou, pela terceira vez a viagem que faria ao RIO GRANDE DO SUL, onde visitaria uma indústria bélica “para fazer as últimas contas sobre aumento do soldo dos militares e conversar, muito provavelmente, com o GENERAL HELENO”.
Na quarta-feira, dia 16, ao participar do seminário BRASIL, AMEAÇAS À SUA SOBERANIA, no CLUBE MILITAR, no RIO, o GENERAL HELENO chamou de “caótica” e “lamentável” a política indígena brasileira, considerou uma ameaça à soberania nacional a reserva contínua de 1,7 milhão de hectares na região de fronteira e ainda disparou sobre as cerca de 600 pessoas da platéia uma frase de efeito: “Não sou da esquerda escocesa, que, atrás de um copo de uísque 12 anos, sentada na Avenida ATLÂNTICA, resolve os problemas do BRASIL inteiro. Já visitei mais de 15 unidades indígenas, estou vendo o problema do índio”.
A crítica calou fundo no governo por três motivos: 1) porque foi feita por um dos militares mais respeitados do Exército, um “tríplice coroado”, isto é, primeiro colocado nos cursos da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola Superior de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado Maior, hoje, considerado um “líder de tropa” inquestionável; 2) porque o general é considerado “ousado”, mas jamais comete as audácias em detrimento da disciplina; 3) e porque HELENO acompanhou de perto o processo político de decisão para demarcar a reserva ianomâmi, em novembro de 1991, no governo do presidente COLLOR (1990-1992), e sempre avisou que aquele seria o primeiro passo para outras demarcações contínuas que comprometeriam o controle de fronteira, inclusive na faixa dos 150 quilômetros determinados pela Constituição, que são de controle estrito do Estado.
Foi como assessor da CASA MILITAR que o GENERAL HELENO contribuiu para o parecer dos militares contrários à demarcação da reserva ianomâmi. À época, o então ministro da Justiça, JARBAS PASSARINHO, coronel da reserva do Exército, se definiu a favor da demarcação, mas cunhou no bastidor uma frase que ficou célebre: “Acho que a demarcação não representa perigo para a soberania do País, mas, se eu estiver errado, o meu Exército me corrigirá”.
O que mais preocupou o Planalto foi saber que 100% do Alto Comando concorda com as críticas do GENERAL HELENO, feitas a partir do ponto de vista da “missão militar constitucional”.

O Movimento dos Sem-Terra (MST) fez hoje invasões e protestos em 15 Estados e no Distrito Federal para lembrar os 12 anos do massacre de ELDORADO DOS CARAJÁS e pedir a aceleração da reforma agrária. O movimento garante que as invasões prosseguirão. “Continuamos mobilizados. Ocupações de terra vão continuar, assim como outras ações. A data do dia 17 é simbólica, mas a luta continua, já que as reivindicações não foram atendidas”, disse JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA, membro da coordenação nacional do MST. A mais polêmica iniciativa foi o bloqueio da Estrada de Ferro CARAJÁS, da mineradora VALE DO RIO DOCE, em PARAUAPEBAS. Em recurso preventivo contra ocupações, a empresa havia  conseguido uma liminar da Justiça Federal que proibiu interdições da ferrovia. “A decisão judicial não foi respeitada”, reclamou a VALE, em nota. As iniciativas do MST envolveram ainda invasão de praças de pedágio, ocupações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco e de uma agência bancária, caminhadas e bloqueio de estradas. Uma delas foi a Rodovia PRESIDENTE DUTRA, fechada por cerca de uma hora, de manhã, próximo ao município de PIRAÍ.   

O poeta e político da ILHA DA MARTINICA, AIMÉ CÉSAIRE, morreu hoje, aos 94 anos, em FORT DE FRANCE, cidade em que foi prefeito durante 56 anos, entre 1945 e 2001. Ele estava hospitalizado desde 9 de abril por problemas cardíacos. AIMÉ CÉSAIRE foi, junto ao senegalês LEOPOLD SEDAR SENGHOR e o guianense LEON-GONTRAN DAMAS, um dos impulsores da corrente “negritude”. Ele utilizou esse conceito pela primeira vez em seu livro de poemas CAHIER D´UN RETOUR AU PAYS NATAL, lançado em 1947. Além dessa obra emblemática, ampliou a corrente “negritude” ao publicar, em 1950, DISCURSO SOBRE O COLONIALISMO.

A atriz francesa BRIGITTE BARDOT, de 73 anos, foi a julgamento por insultar muçulmanos. É a quinta vez que ela é acusada de incitar ódio racial, devido às suas declarações polêmicas sobre as tradições muçulmanas e os seus imigrantes. A promotoria pediu ao tribunal parisiense que condene a atriz a dois rmeses de prisão com suspensão condicional da pena e aplique uma multa de 15 mil euros (R$24 mil). A decisão será anunciada em 3 de junho.

Um atentado matou ao menos 50 pessoas, hoje, em um funeral de dois soldados iraquianos que combatiam a AL-QAEDA no norte do IRAQUE. Um homem-bomba teria detonado um cinturão de explosivos, deixando mais de 50 feridos. O ataque aconteceu na vila sunita de ABU MOHAMED, na província de DIYALA, considerada um reduto da rede terrorista comandada por OSAMA BIN LADEN. Este foi o segundo atentado violento nesta semana, sugerindo que o norte do país, que até então se mantinha estável, também vive uma nova onda de violência. O número de mortos na região já chega a 120 em três dias.

2 009       :      -     SEXTA-FEIRA
O Comandante Militar do Sudeste, Gen Ex ANTÔNIO GABRIEL ESPER, tem a honra de convidar V. Exª / V. Sª e família para a solenidade comemorativa do DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, ocasião em que serão condecorados os agraciados com a ORDEM DO MÉRITO MILITAR.
DATA: 17 de abril de 2009
HORA: 10:30 horas
LOCAL: QG do CMSE
               Av. Sgt MÁRIO KOZEL FILHO, 222 – IBIRAPUERA

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Na data que hoje festejamos, em 1648, o embrião da Força Terrestre brasileira destroçou, nos montes GUARARAPES, um inimigo muito potente. Suas principais armas foram a superioridade moral, o sentimento patriótico e o desejo de liberdade.
Esses acontecimentos memoráveis constituíram um dos mais belos capítulos de nossa História. Seu protagonista foi o povo em armas representado por todas as camadas e por diferentes matizes sociais. O sangue derramado serviu para traçar os destinos do Brasil e de sua Força Terrestre, conforme o futuro iria ratificar.
Somos hoje uma Nação soberana, amante da liberdade e fraternalmente mestiça na raça e na cultura. À defendê-la, temos um Exército identificado, de forma permanente, com as mais caras aspirações do nosso povo. Uma Instituição tão essencial, nos dias de hoje, à segurança e à soberania nacionais, como foi o Exército Patriota, na memorável jornada de 19 de abril de 1648.
Eis a herança que nos vem das encostas e dos grotões dos MONTES GUARARAPES. Honra e glória aos heróis que, naquele longínquo dia, mais que ganhar uma batalha, lançaram as bases de uma grande Nação.  

Como combinara com o CORONEL PM MENDES, encontro com ele na Rua PEDRO VICENTE, na ARMÊNIA, para irmos ao Comando Sudeste. O GINO, como mora perto do quartel, irá diretamente. Chegamos no momento em que a tropa está recebendo a bandeira. Somos recepcionados por vários oficiais do CMSE. Aos poucos, notamos as presenças de muitos conhecidos, inclusive o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, novo Comandante Geral da PMESP. O CORONEL PM MASSAO KITA, Assistente Militar do governador, também se encontra, bem como o agora CORONEL PM Res ROBERTO ANTÔNIO DINIZ. GENERAL reformado do Exército EUCLIDES BUENO FILHO, GENERAL da Reserva do Exército OSVALDO OLIVA, GENERAL da reserva do Exército MANOEL MORATA DE ALMEIDA, CORONEL Reformado do Exército EUCLIDES OLSCHOWSKY DA CRUZ, CORONEL Ref do Exército ARY CANAVÓ, TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ (está servindo numa Unidade Militar em CURITIBA, mas se acha em SÃO PAULO, preparando-se para seguir para o HAITI, talvez em maio, onde ficará durante seis meses); TENENTE-CORONEL PM ADRIANO LUCINDA TELHADA (Comandante do 7º BPMM); TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR; CORONEL Ref do Exército JAIRO JUNQUEIRA (presidente da Associação dos Ex-Combatentes da 2ª Grande Guerra – setor de São Paulo), MAJOR Ref do Exército SAMUEL (também da Associação presidida pelo CORONEL JAIRO JUNQUEIRA); FÁVERO, JABUR, ANTÔNIO RIBAS PAIVA, CORONEL PM Res MARDIROS, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, CORONEL Res do Exército ROBINSON SANTIAGO, CORONEL Reformado do Exército PAULO MENDIA GRANADO, perito criminal SADAO KITAMURA e muitas outras autoridades. 
A tropa presta as homenagens militares ao GENERAL-DE-EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER, Comandante Militar do Exército Sudeste (CMSE). O VICE-ALMIRANTE TERENILTON SOUSA SANTOS (que passará o Comando do 8º DISTRITO NAVAL, no dia 24 de abril para o VICE-ALMIRANTE ARNALDO DE MESQUITA BITTENCOURT FILHO) está ao seu lado, bem como vários outros generais: GENERAL-DE-BRIGADA JOSÉ JÚLIO DIAS BARRETO, GENERAL-DE-BRIGADA EDUARDO SEGUNDO LIBERALI WIZNIEWSKY, GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO CARLOS VILELA MORGERO. O Presidente do Tribunal de Justiça desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI prestigia o evento, bem como o Prefeito GILBERTO KASSAB.
É lida a ORDEM DO DIA DO GENERAL-DE-EXÉRCITO ENZO MARTINS PERI, Comandante do Exército, referente ao 19 de abril, BATALHA DE GUARARAPES, embrião do Exército brasileiro.
DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - 19 ABRIL - ORDEM DO DIA
Passados 361 anos do nascimento do Exército Brasileiro, encontramo-nos novamente perfilados para, uma vez mais, reverenciar atos heróicos de brasileiros que, em 1648, nos Montes Guararapes, reagiram à ocupação estrangeira. Coragem e sangue, audácia e determinação conduziram irmãos de três raças a alcançar  a vitória sobre o invasor com o mesmo sentimento de brasilidade que até hoje tem caracterizado toda a história de nosso Exército. Ao longo desses séculos, consolidando a Independência, pacificando províncias, defendendo o território, fortalecendo a república e lutando pelos ideais de liberdade em solo europeu, a gente de nossa terra envergou a farda que tanto nos honra para, sob o manto dessa “segunda pele que adere à alma”, fazer do Brasil o país forte e soberano onde hoje vivemos. Cultuar-lhes a memória é continuar-lhes os feitos. Embora nos felicitemos por identificar hoje apenas nações amigas em nosso entorno estratégico, o Exército Brasileiro, como força armada, permanece esteio e segurança de nossos cidadãos e, além disso, presta solidariedade a outros povos com uma ativa participação em operações de paz. A observância da destinação constitucional, o apego à legalidade, a elevada motivação e o acendrado compromisso com a Pátria permanecem inalterados na Instituição, a despeito de dificuldades de diferentes naturezas. Nos dias atuais, em que a Estratégia Nacional de Defesa reconhece a imperiosa necessidade de o Estado Brasileiro dar maior atenção à sua defesa, projetos de grande envergadura norteiam a evolução da Força Terrestre. Amazônia Protegida, Mobilidade Estratégica e Combatente Brasileiro do Futuro, entre outros, são projetos que têm por objetivo dotar a Instituição das capacidades que a Nação requer e que você, Soldado Brasileiro, deseja de longa data. Trabalhemos todos por dar-lhes consecução. A nossa Força supera obstáculos, conquista objetivos e mantém-se em estado de prontidão graças, principalmente, ao valor de sua gente. Olhar altivo, vontade inquebrantável, culto à verdade, ética, disciplina e intenso amor pelo Brasil são marcas da alma verde-oliva. O Exército é credor da confiança e do respeito da sociedade a que serve. Jamais abriremos mão dessa conquista. Somos, realmente, “da Pátria a guarda, fiéis soldados, por ela amados”. Homenagear o Exército Brasileiro no dia de seu aniversário é cumprimentar você, homem e mulher, fardado e civil, da ativa e da reserva por uma vida de renúncia e dedicação integral ao serviço da Pátria. Fomos, somos e seremos sempre pelo Brasil, acima de tudo!
General-de-Exército Enzo Martins Peri
Comandante do Exército
 Várias autoridades são condecoradas com a MEDALHA DO MERITO MILITAR e um oponente desfile encerra a parte militar.
No coquetel, podemos conversar com muita gente. O GENERAL EUCLIDES BUENO FILHO foi dizer que CARVALHOSA perdeu a ação movida contra a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CLARO, FARAH SERVICE, no caso do Monumento Mausoléu, justamente para o CORONEL ARY CANAVÓ, seu desafeto. Com certa classe, o CANAVÓ se fez de desentendido e não deu margem para uma discussão mais acirrada. Essa provocação do general visa a participação do CANAVÓ no esquema do CARVALHOSA que, de maneira escandalosa e desonesta, quis ganhar dinheiro à custa do restauro do Monumento. GINO convida vários coronéis para a festa dos seus setenta anos de casado, na Sociedade, no dia 22 de abril. Entre eles estão o NAGADO, o CORONEL ARY CANAVÓ, o próprio GENERAL BUENO, o JABUR, o atual Comandante da Unidade Militar do Exército em BARUERI e outros amigos.
MENDES tem outras atividades marcadas para esta tarde, mas se vê “preso” no trânsito da 23 de maio. Leva o GINO até sua residência. Cumprimentamos dona DINORÁH e a filha deles, que reside em FLORIANÓPOLIS e está visitando os pais. Deverá regressar para sua cidade no próximo dia 19 e não poderá comparecer na nossa festa do dia 22. MENDES comprou material de limpeza para o MMDC e passa pela Sociedade antes de ir resolver seus problemas.
Já passam das 14 horas quando os oficiais reunidos no “LIBERTY TOWER” me convidam para almoçar. COLOMBO, agora residindo em DIADEMA, se faz presente. Somente regresso para a Sociedade depois das 15 horas.
Estamos preocupados com o dia 22. MARINEI não virá trabalhar na segunda-feira, dia 20, por causa do feriado de TIRADENTES. Na quarta-feira já é o dia do evento. Decidimos o que comprar para a festa, face o empenho do MENDES, GINO, dona DINORÁH, ROMAGNOLI, e outras pessoas que vão comparecer.
Difícil, mas muito difícil o retorno para GUARULHOS nesta tarde. Chego no ponto de ônibus COCAIA e se vê que não há ônibus nem para o COCAIA como para outros lugares de GUARULHOS. Comenta-se que a VIA DUTRA, por algum motivo, está totalmente congestionada. Isso obriga a formação de várias filas para o embarque. Somente depois de meia hora é que a primeira fila consegue lugar no micro-ônibus que chega. Às 18 horas, finalmente, chega um dos ônibus maiores, que comporta mais passageiros. O trânsito na MARGINAL TIETÊ e VIA DUTRA está insuportável nesta data. Para mim é o pior embarque neste ano. Chego em casa “estropiado”: levantei cedo, suportei o palanque do COMANDO SUDESTE, o trânsito terrível que o MENDES pegou na 23 de Maio e também os trabalhos que tive na Sociedade. Mesmo assim assisto os jornais da BAND e da GLOBO e vou digitalizar os momentos principais desta sexta-feira.      
Assisto nesta noite o 18º capítulo da sétima temporada de “24 HORAS” e também o 13º capítulo da quinta temporada de “LOST”. Isso me leva até a madrugada.

Professores da rede municipal de educação realizaram manifestação hoje, na Rua LIBERO BADARÓ, no centro, em frente à Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização, para reivindicar a incorporação ao salário mais 17,5% (referentes a gratificações), além de aumento real, reposição das perdas salariais, redução do número de alunos por sala de aula e melhores condições de trabalho. Participaram do protesto cerca de 300 professores.

A dona-de-casa GISELMA CARMEM CAMPOS MAGALHÃES, de 44 anos, contratou o próprio irmão para assassinar o ex-marido, HUMBERTO DE CAMPOS MAGALHÃES, de 43 anos, diretor da FRIBOI, um dos maiores frigoríficos do BRASIL. Para convencer o irmão, ofereceu 30 mil reais. GISELMA nega. A afirmação é do DHPP, que, durante a semana, prendeu também dois homens acusados de envolvimento no crime. Um deles era intermediário e terceirizou o assassinato. O outro era o pistoleiro, que, com dois tiros, concluiu o plano. O matador de aluguel recebeu quatro mil reais para tirar a vida de um pai, que, no dia em que foi assassinado, cumpriria a promessa de jantar com o filho. O crime aconteceu em 4 de dezembro do ano passado.

Um incêndio destruiu parte de uma favela nesta tarde, no JAGUARÉ, na zona oeste da capital. Apesar da grande intensidade de fogo e fumaça, ninguém ficou ferido. Uma creche municipal, que faz divisa com a favela, precisou ser evacuada. Por volta das 14:30 horas, os moradores da Favela NOVA JAGUARÉ, localizada às margens da Avenida ENGENHEIRO BILLINGS, foram surpreendidos com as chamas. O Corpo de Bombeiros enviou 24 viaturas, além de um helicóptero para a favela, e a pista local da marginal foi bloqueada para o combate ao incêndio.

Morreu hoje o ator e dramaturgo REINALDO MAIA, de 57 anos, um dos fundadores do GRUPO FOLIAS. MAIA sentiu-se mal às 9 horas, em sua casa, e foi para a SANTA CASA. A internação foi comunicada pelo hospital à FUNARTE, onde MAIA trabalhava desde 1988, e a causa da morte não foi informada. Natural de IBITINGA, MAIA formou-se em Filosofia pela USP. Como autor, tem dezenas de peças encenadas, entre criações originais, como BABILÔNIA e FOLLIAS FELLINIANAS, e adaptações, como ORESTÉIA. MAIA é ainda autor de sete livros, entre eles BRECHT VISTO DA RUA e O ATOR CRIADOR. Como ator, brilhou no papel de um comunista em EL DIA QUE ME QUIERAS, dirigida por MARCO ANTÔNIO RODRIGUES, um de seus principais parceiros na arte. MAIA é autor da peça NOVOS VELHOS DIAS em cartaz no TEATRO DA VILA e ensaiava um solo. Deixa mulher e uma filha de 7 anos.

ROSEANA SARNEY assumiu hoje o governo do MARANHÃO, mas JAKSON LAGO, cassado pelo TSE por crime de abuso de poder, recusou-se a deixar o PALÁCIO DOS LEÕES. No discurso de posse, ROSEANA pediu ajuda ao presidente LULA – que tem o PMDB e o PDT como aliados. Ela começou a montar sua equipe, mesclando nome do PMDB e do DEM, que faz oposição a LULA. ROSEANA escalou PAULA LOBÃO, mulher do senador EDISON LOBÃO, para chefiar a Secretaria da Mulher. LAGO e correligionários ocupavam a sede do governo ainda nesta noite. O ministro RICARDO KEWANDOWSKI, do STF, recusou pedido de LAGO para suspensão da posse de ROSEANA.

Não deu em nada o processo do governo dos ESTADOS UNIDOS contra HÉLIO CASTRONEVES. O piloto brasileiro foi absolvido hoje das acusações de evasão de divisas e sonegação de impostos. Além de HÉLIO, sua irmã, KATIÚCIA, que é sua empresária, e o advogado ALLAN MILLER também foram inocentados. Ao ouvirem a sentença, HÉLIO e KATIÚCIA comemoraram de forma eufórica. Se fosse condenado, o piloto poderia pegar até 35 anos de cadeia.

O espanhol RAFAEL NADAL, número 1 do mundo, não precisou nem de duas horas para bater dois adversários, hoje, e garantir vaga na semifinal do MASTERS 1000 DE MONTE CARLO. Em 32 minutos, venceu o equatoriano NICOLAS LAPENTTI pela manhã. À tarde, bateu o croata IVAN LJUBICIC em menos de uma hora e quinze minutos. Seu adversário de amanhã será o britânico ANDY MURRAY, que bateu NICOLAY DAVYDENKO. A outra semi será entre o sérvio DJOKOVIC e o suíço WAWRINKA.

2 010       :      -          SÁBADO
Muito serviço no computador. Procuro atualizar minhas memórias ao digitalizar os assuntos principais dos últimos dias. Isso me ocupa algumas horas. Recebo várias mensagens também.
O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva do Comandante do 54º BPMI, TENENTE-CORONEL PM ROBERTO FERNANDES NOGUEIRA DE ARAÚJO. Nasceu em 20 de junho de 1958. Entrou para a PMESP em 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 2000; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2005. Era o número 37 no Almanaque dos Oficiais.
O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, tem 38% das intenções de voto, enquanto sua rival nas urnas, a petista Dilma Rousseff, conta com o apoio de 28% dos eleitores, segundo resultados da pesquisa Datafolha, publicados neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo. No final de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%, segundo o mesmo instituto de pesquisa. O levantamento não revela uma alteração significativa para esta última pesquisa se a margem de erro de dois pontos percentuais for levada em consideração. A pré-candidata pelo PV, Marina Silva, recebeu 10% das intenções de voto. Já Ciro Gomes, do PSB, soma 9%. Segundo o Datafolha, 7% dos entrevistados disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 8% ainda não sabem em quem votar. A pesquisa foi realizada nos dias 15 e 16 de abril.
Morreu hoje, às 18:20 horas, a mãe do cantor ROBERTO CARLOS, LAURA MOREIRA BRAGA, mais conhecida como LADY LAURA, aos 96 anos. Ela foi vítima de uma infecção pulmonar e estava internada desde o dia 31 de março no Hospital COPA D´OR, no bairro de COPACABANA, na zona sul do RIO. Segundo o atestado divulgado pelo hospital, as causas da morte de LADY LAURA foram um conjunto de fatores, choque séptico e insuficiência respiratória aguda decorrentes de uma pneumonia bacteriana agravados por uma insuficiência renal crônica e coronariana e arritmia cardíaca. “Houve acentuada piora do quadro, com duas paradas cardíacas e evolução para óbito”, diz o boletim médico. O cantor ROBERTO CARLOS vai completar 69 anos na segunda-feira. Ele está em uma turnê pelos ESTADOS UNIDOS. Para acompanhar de perto o estado de saúde da mãe, o cantor chegou a adiar viagens anteriores e deixou de ensaiar no próprio estúdio.
Uma das poucas aparições dela com o filho aconteceu em 1987, quando o cantor foi tema do enredo da escola UNIDOS DO CABUÇU, no carnaval do RIO. Ela passou pela avenida num carro alegórico. A mãe do cantor ficou conhecida nacionalmente pela música “LADY LAURA”, obra que foi fruto de uma parceria de ROBERTO com o amigo dele, ERASMO CARLOS. A música foi composta em 1976, em NOVA YORK, durante um momento de solidão do artista. Em 1978, no estúdio, o rei chorou durante as gravações, que foram interrompidas várias vezes. Desde antes do início da carreira do cantor, LAURA MOREIRA BRAGA foi a principal e mais importante incentivadora do filho. Também foi DONA LAURA que exerceu grande influência para a religiosidade do filho, que também fez música para NOSSA SENHORA APARECIDA. Ela era devota de NOSSA SENHORA, COSME e DAMIÃO e SÃO JUDAS TADEU. Apesar da saúde debilitada e o fato de estar sempre sob os cuidados de duas enfermeiras, ela jamais deixava de assistir às missas na Igreja NOSSA SENHORA DO BRASIL, aos domingos.

O advogado aposentado VICTOR FASANO gostava de viajar. Muito. Sempre acompanhado da mulher, MARLENE FASANO, passava até quatro meses percorrendo países “de cabo a rabo”. Gostavam de conhecer o local como os nativos conheciam, quase não freqüentavam os pontos turísticos. Em seus roteiros – todos meticulosamente planejados – estavam lugares freqüentados como FRANÇA e ESTADOS UNIDOS, e os mais longínquos, como o JAPÃO ea POLINÉSIA FRANCESA, sua última viagem. Lá, ele já com 78 anos e ela com 77, fizeram mergulho nas ILHAS BORA-BORA, MOREIA e TAITI. VICTOR FASANO morreu hoje, aos 80 anos, sem conhecer a CHINA, onde gostaria de ter ido, por sua cultura e pujante economia.

A recuperação do governador de SÃO PAULO, ALBERTO GOLDMAN, de 72 anos, que passou por uma cirurgia ontem para retirada de um tumor na próstata, é “bastante satisfatória”. Ele pode sair do Hospital OSWALDO CRUZ antes do tempo previsto, de cinco a sete dias. O governador não se afastou do cargo para fazer a cirurgia. E vai continuar despachando do hospital.
    
O supervisor ARMANDO FERNANDES PITA, de 39 anos, acusado de matar a mulher e a filha de apenas 8 meses, em 2006, foi extraditado da ARGENTINA, onde estava preso havia mais de dois anos, para o BRASIL. Ele foi levado por um agente da Polícia Federal à Delegacia Seccional de SÃO BERNARDO DO CAMPO ontem. Depois, PITA foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória da cidade, onde aguardará o julgamento.
Também conhecido como LILICA, o acusado foi preso em 27 de setembro de 2007, em MAR DEL PLATA. Ele foi reconhecido por uma pessoa que viu uma reportagem sobre o crime no programa “LINHA DIRETA”, da TV GLOBO. Uma das características mais marcantes do acusado é uma tatuagem de coelhinha cor-de-rosa na perna esquerda. Foi ela que lhe rendeu o apelido de LILICA, nome da personagem do desenho animado TINY TOON.
O crime aconteceu em 31 de outubro de 2006, em SÃO BERNARDO. PITA estrangulou a universitária HOZANA RODRIGUES, de 33 anos, e a pequena SOFIA, de 8 meses, filha do casal. PITA teve a prisão preventiva decretada dois meses após os assassinatos e passou a ser considerado fugitivo.

Um policial militar foi preso em flagrante ontem à noite, na ACLIMAÇÃO. DANIEL NOVAK BOLONHA, de 32 anos, portava uma pistola com numeração raspada, além de uma porção de cocaína. O policial estava num HONDA CIVIC acompanhado de uma mulher – uma empresária de 49 anos, cujo nome não foi divulgado pela polícia – quando foi surpreendido por PMs. Eles foram levados ao 5º Distrito Policial (ACLIMAÇÃO), onde o caso foi registrado.

O ex-PM ANDERSON GONÇALVES VIANA, de 34 anos, foi assassinado na noite da última sexta-feira com tiros na cabeça e nas costas, na MARGINAL DO TIETÊ, perto da ponte da VILA MARIA. Nada foi roubado dele. Os bombeiros foram chamados, mas VIANA já estava morto quando chegou o socorro. O corpo estava ao lado de uma moto HONDA vermelha no sentido CASTELLO BRANCO da Marginal.

Com os votos dos deputados sob suspeita de corrupção, um ex-secretário de JOSÉ ROBERTO ARRUDA será o novo governador do DISTRITO FEDERAL. O advogado ROGÉRIO ROSSO foi eleito hoje, em votação indireta, para substituir ARRUDA, cassado em março pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. ROSSO ocupará o cargo até o fim deste ano. Ele conseguiu vencer no primeiro turno ao obter os votos de 13 dos 24 deputados distritais. Votaram nele os nove parlamentares investigados no inquérito conduzido pelo Superior Tribunal de Justiça, entre eles GERALDO NAVES, que estava preso até a semana passada. EURIDES BRITO, BENEDITO DOMINGOS e PEDRO DO OVO. A posse do novo governador será na segunda-feira, dia 19. O petista ANTÔNIO IBAÑEZ ficou em segundo lugar com seis votos, e o deputado WILSON LIMA, que era o governador em exercício, ficou em terceiro, com 4 votos.   

O caos aéreo na EUROPA aumentou e deve se estender pelo menos até amanhã. Quatro dias depois da erupção do vulcão EYJAFJALLAJOEKULL, na ISLÂNDIA, a nuvem de cinzas que ele vem expelindo praticamente parou o tráfego aéreo em 22 países do continente neste sábado – da GRÃ-BRETANHA à RÚSSIA, atingindo países como a ROMÊNIA também. O vulcão continua em atividade e não há previsão de quando deve parar. E a expectativa é que essa nuvem de cinzas siga se espalhando para o sul. O governo francês anunciou hoje que os três aeroportos de PARIS – ROISSY-CHARLES DE GAULLE, ORLY e LE BOURGET – permanecerão fechados até segunda-feira, dia 19. A GRÃ-BRETANHA estendeu o fechamento do seu espaço aéreo do meio dia de hoje a 1 hora de amanhã. Na ALEMANHA, todos os 16 aeroportos internacionais do país não operaram hoje.

A polêmica envolvendo o menino SEAN GOLDMAN, de 9 anos, enviado sob a guarda de seu pai americano aos ESTADOS UNIDOS em 2009, a contragosto da família brasileira, teve mais uma disputa na Justiça. O padrasto do garoto, o advogado JOÃO PAULO LINS E SILVA, e seu pai, PAULO LINS E SILVA, entraram com uma ação contra DAVID GOLDMAN, o pai americano, pedindo indenização por danos morais. Mas a Justiça do RIO decidiu, na quinta-feira, dia 15, negar o pedido. A decisão é da 13ª Vara Cível do RIO e a ela ainda cabe recurso. Na ação, eles alegam que DAVID transformou a vida deles em um verdadeiro inferno.        

2 011        :         -     DOMINGO
Levanto tarde. A gripe deixa-me sem ação. Com muita dificuldade procuro relatar alguma coisa nas minhas memórias. A leitura dos jornais está atrasada e o mal estar geral no organismo não permite muita coisa durante o dia.

Mais de quatro milhões de pessoas de diferentes tribos, gerações e classes sociais se misturaram neste fim de semana no centro de SÃO PAULO na 7ª VIRADA CULTURAL. O número é da Prefeitura. Em noite de lua cheia e dia de sol, o evento apresentou 24 horas de atrações variadas, desde as 18 horas de sábado. O sambista PAULINHO DA VIOLA encerrou a maratona de shows às 18 horas de hoje, na PRAÇA DA REPÚBLICA. Houve problemas localizados na madrugada. Uma pessoa caiu do Viaduto SANTA EFIGÊNIA às 13 horas. A Polícia Militar trabalha com hipótese de suicídio. Outra pessoa foi ferida a faca em briga de punks e skinheads às 2 horas na Praça JÚLIO PRESTES – o encontro vinha sendo marcado pela Internet desde a semana passada. Mas, segundo o CORONEL PM Res NEROVAL BUCHERONI, subprefeito da SÉ, houve menos ocorrências policiais do que no evento do ano passado. Foi uma jornada memorável noite adentro. No Largo do Arouche, os anos 1980 pareceram reviver na madrugada com RITCHIE e MARINA LIMA. Com MENINA VENENO, RITCHIE regeu o maior coral da VIRADA. Do AROUCHE ao MINHOCÃO, todos cantavam. A duas quadras dali, na Alameda BARÃO DE LIMEIRA, o asfalto virava sertão com ANASTÁCIA, DOMINGUINHOS, FLÁVIO JOSÉ, ALMIR SATER e GENIVAL LACERDA – o maior salão de baile da VIRADA. Aos 70 anos, 56 de forró, ANASTÁCIA fez contundente discurso contra a discriminação dos nordestinos. Às 16:10 horas, a cantora MART´NÁLIA subiu ao palco e abriu seu show com ZUMBI, de JORGE BEN JOR. Em uma hora, a sambista empolgou a platéia com temas de sua autoria e do cancioneiro nacional, de nomes como CLARA NUNES e, claro, de seu pai, MARTINHO DA VILA. Às 18:30 horas, com atraso de meia hora, por problemas na passagem de som, o mestre portelense PAULINHO DA VIOLA fechou a 7ª VIRADA CULTURAL na PRAÇA DA REPÚBLICA, com CRISTÓVÃO BASTOS, o pandeirista CELSINHO SILVA e a Orquestra de Cordas de CURITIBA. No repertório, CORAÇÃO LEVIANO, TIMONEIRO, NERVOS DE AÇO (de LUPICÍNIO RODRIGUES) e a antológica FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA.    

O SÃO PAULO nem precisou vencer para terminar o primeiro turno do Campeonato Paulista na liderança. No empate por 1 a 1 com o OESTE, em MOGI-MIRIM, o técnico PAULO CÉSAR CARPEGINI reforçou o time na etapa final para igualar o placar, que não traduziu o domínio do TRICOLOR. Igualado por pontos com o PALMEIRAS, o SÃO PAULO levou a melhor no número de vitórias: 13, uma a mais que o rival.
A imagem de FELIPÃO flagrado pedindo o fim do jogo aos 47 minutos do segundo tempo, ilustra bem o que significou a derrota palmeirense para a PONTE PRETA por 2 a 1. O VERDÃO pega o SANTO ANDRÉ na quinta-feira pela COPA KIA DO BRASIL. Além disso, com o resultado, o time terá pela frente um rival menos tradicional na próxima fase: o MIRASSOL. Graças à derrota, o Alviverde se livrou de encarar um clássico com a PORTUGUESA. Sobrou para o TRICOLOR enfrentar a LUSA.
Já garantido nas quartas de final do PAULISTÃO, o CORINTHIANS entrou em campo, no Estádio BRUNO JOSÉ DANIEL, vindo de três jogos sem vitórias e recheado de reservas para encarar o rebaixado SANTO ANDRÉ. Na classificação final, o resultado não alteraria muita coisa. Porém, nenhum clube grande gosta de amargar tamanho jejum. E, pelo menos para espantar a zica, o duelo serviu. Com gols de PAULO ANDRÉ e EDNO, o TIMÃO venceu por 2 a 0.
A PORTUGUESA se garantiu nas quartas de final nos últimos minutos. Derrubou um tabu de 13 anos sem disputar o mata-mata estadual e rebaixou o SÃO BERNARDO. O salvador da equipe foi o meia ANANIAS, que entrou no intervalo e marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o SÃO BERNARDO, aos 44 minutos do segundo tempo, no Estádio do CANINDÉ.    

Com recursos artificiais ou não, a realidade é uma só: o GP da CHINA, vencido por LEWIS HAMILTON, da MacLAREN, foi a corrida mais espetacular dos últimos tempos na Fórmula 1. HAMILTON, SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, segundo colocado, JENSON BUTTON McLAREN, quarto, NICO ROSBERG, MERCEDES, quinto, e um FELIPE MASSA, FERRARI, de novo na versão 2008, veloz e seguro, sexto, ofereceram um espetáculo raro: luta acirrada pela vitória contra tudo o que a classificação do grid, no sábado, sugeria. Para temperar ainda mais o show, MARK WEBBER, companheiro de VETTEL, completou o pódio, em terceiro, depois de largar em 18º. A mensagem foi dada: nessa nova Fórmula 1, as ultrapassagens são possíveis e a posição de largada, em circuito onde há ao menos uma reta longa, é menos importante que manter o ritmo veloz durante a corrida. Mais: é fundamental acertar a hora do pit stop. Uma volta a mais ou a menos do pneu pode fazer toda a diferença. RUBENS BARRICHELLO chegou apenas na 13ª colocação.  

A americana STACY SYKORA, líbero do VÔLEI FUTURO que machucou a cabeça quando o ônibus da equipe tombou na última terça-feira, já está consciente e reconhece seus familiares. A evolução veio antes do prazo estimado pelos médicos, o que é muito positivo. No entanto, eles ainda não garantem que a atleta possa voltar a jogar. De acordo com o neurocirurgião MANOEL JACOBSEN, do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, onde ela está internada, STACY não teve a parte motora e a fala comprometidas, mas ainda pode ter seqüelas.

Após sofrer grave acidente no ano passado em INDIANÁPOLIS, que o tirou do restante da temporada, MIKE CONWAY deu a volta por cima hoje na Fórmula INDY. Em uma prova cheia de acidente, o britânico da ANDRETTI ganhou a etapa de LONG BEACH e conquistou sua primeira vitória na categoria. O começo de ano não parecia promissor para CONWAY, que terminou as duas primeiras provas da temporada em 23º e 22º, respectivamente. Hoje, ele largou em terceiro e mostrou força na parte final. Pulou da sexta posição para o primeiro lugar em duas voltas e liderou as 14 voltas finais, seguido pelo australiano RYAN BRISCOE e pelo compatriota DARIO FRANCHITTI. Mesmo sem vencer, FRANCHITTI chegou a 122 pontos e assumiu a liderança geral por conta do péssimo resultado obtido por WILL POWER (114). O australiano, que havia vencido em SÃO PETERSBURGO e no ALABAMA, largou na pole position, mas se envolveu em dois acidentes e cruzou a linha de chegada em 10º lugar. O melhor resultado entre os brasileiros mais uma vez foi obtido por TONY KANAAN, da KV RACING, que terminou em oitavo. Companheiro de WILL POWER, na PENSKE, HELIO CASTRONEVES se envolveu em acidente com o australiano e chegou em 12º lugar. VITOR MEIRA, RAPHAEL MATOS e BIA FIGUEIREDO terminaram em 9º, 11º e 19º respectivamente.   

Neto de poloneses, JOÃO CARLOS TIBURSKI nasceu em ERECHIM, no RIO GRANDE DO SUL. Aos 18 anos, foi morar em PORTO ALEGRE, onde se formou em letras. Trabalhou no jornal “CORREIO DO POVO” ao lado do poeta MÁRIO QUINTANA. TIBURSKI era filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 2006. Professor do curso de jornalismo da Universidade de PASSO FUNDO (RS), TIBA, como era mais conhecido entre alunos e professores, morreu neste domingo. Ele passou mal enquanto nadava na barragem de CAPINGUI, na cidade de MATO CASTELHANO. Tinha casa no clube e costumava passar os finais de semana no local com a família e os amigos. Nasceu em 1950.

Principal candidato do PSDB à Presidência da República em 2014 e alçado à condição de líder da oposição no Congresso, o senador AÉCIO NEVES teve a Carteira Nacional de Habilitação apreendida durante uma blitz da Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo, no RIO DE JANEIRO. O parlamentar foi parado por volta das 3 horas na esquina das Ruas BARTOLOMEU MITRE e GENERAL SAN MARTIN, e se recusou a fazer o teste do bafômetro para verificar se tinha consumido bebida alcoólica. Os fiscais da blitz então, constataram que a carteira do ex-governador de MINAS GERAIS estava com a data de validade vencida. O documento foi apreendido e o senador multado em 1.149,24 reais (957,70 por se recusar a fazer o teste do bafômetro e 191,54 reais pela carta vencida). O senador perdeu ainda 14 pontos na habilitação. O tucano só foi liberado ao chamar um taxista para dirigir o seu carro, uma LAND ROVER. A assessoria do senador disse que AÉCIO não sabia que sua carteira de habilitação estava vencida. Não houve qualquer menção ao fato dele ter se recusado a fazer o teste do bafômetro. Também na madrugada do domingo, o ex-prefeito de MAGÉ, CHARLES COZZOLINO, foi parado pela fiscalização da Lei Seca e, assim como AÉCIO, também não fez o teste do bafômetro e teve habilitação e carro apreendidos.

O Corpo de Bombeiros encontrou hoje o corpo do adolescente de 14 anos que morreu ao cair de um parapente durante um vôo duplo – com instrutor – em POMERODE, região de BLUMENAU (SC), ontem à tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, a hipótese mais provável é que VITOR LANG TRINDADE tenha caído da cadeirinha do equipamento. O instrutor não se feriu e seguiu o vôo. A queda aconteceu de uma altura de 100 a 150 metros.

O PM WÁGNER ALBERTO FIGUEIREDO, 28 anos, foi morto com seis tiros na noite de sábado em CUBATÃO. O soldado é o terceiro PM assassinado na Baixada Santista em 2011 – outros três sofreram atentados, mas sobreviveram. FIQUEIREDO foi executado dentro de uma pizzaria na Avenida NAÇÕES UNIDAS. Ele levou tiros na cabeça, braços e tórax. O atirador fugiu em uma bicicleta e a polícia conseguiu prender o homem que deu cobertura ao criminoso durante os disparos. FIGUEIREDO entrou na Polícia Militar em 2006 e vinha sofrendo ameaças nos últimos dias. Ele já havia sofrido uma tentativa de assassinato em 2010. A Baixada Santista vive uma onda de violência desde 1º de abril quando o Soldado LUÍS FERNANDO AMIEIRO foi encontrado morto em um lixão de SÃO VICENTE e dois PMs foram baleados no GUARUJÁ. Cem homens da Corregedoria da PM e das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) foram enviadas à Baixada Santista para reforçar o policiamento, mas os ataques continuam. Sábado passado, nove pessoas foram baleadas. O Comando da PM diz que os casos não estão relacionados.

O Presidente de CUBA, RAÚL CASTRO, propôs limitar os mandatos para cargos públicos a “dois períodos de cinco anos”, durante a Abertura do 6º Congresso do Partido Comunista. Ele também destacou a importância de se trabalhar no rejuvenescimento dos partidários do país. A grande ausência da reunião foi o ex-presidente FIDEL CASTRO, irmão de RAÚL. Ele culpou o calor por não ter acompanhado o desfile milita. FIDEL permaneceu no poder em CUBA durante 49 anos – só deixou o cargo em 2008 após o agravamento de sua saúde.

O número de mortos nas tempestades e tornados que atingiram os ESTADOS UNIDOS chegou a 45 hoje, segundo a rede CNN. Ao menos 64 pessoas ficaram feridas com as chuvas fortes e a ventania que derrubaram árvores inteiras, destelharam casas e escolas e deixaram um rastro de destruição – cerca de cem tornados passaram pelos Estados da GEÓRGIA, MISSISSIPI e ALABAMA nos últimos dias. Mais de 9 mil pessoas estão sem energia.

Milhares de pessoas gritando palavras de ordem e exigindo mais liberdade saíram às ruas de diversas cidades da SÍRIA para comemorar o DIA DA INDEPENDÊNCIA. O protesto aconteceu um dia depois do presidente BASHAR AL-ASSAD prometer suspender a lei de emergência que vigora há 50 anos no país. O maior comício foi realizado em SUWEIDA. A data marca a saída dos últimos soldados franceses há 65 anos e a proclamação da independência da SÍRIA. A legislação do país proíbe, por exemplo, qualquer reunião com mais de cinco pessoas e a prisão de suspeitos que ameaçam a liberdade.   

O ator canadense MICHAEL SARRAZIN, conhecido por sua atuação em filmes como A NOITE DOS DESESPERADOS (1969), morreu em MONTREAL, aos 70 anos, neste domingo. A informação foi dada pela Rádio CANADA e pela família do artista, confirmando que ele morreu em decorrência de um câncer. Nascido em QUEBEC, SARRAZIN despontou em HOLLYWOOD nos anos 1960, com participações em filmes como O MAGNÍFICO FARSANTE (1967). Um ano depois atuou em A PRAIA DOS DESEJOS, pelo qual recebeu uma indicação para o GLOBO DE OURO. Em 1969, estrelou A NOITE DOS DESESPERADOS ao lado de JANE FONDA, em longa de SYDNEY POLLACK que recebeu nove indicações ao OSCAR.

A TOKYO ELETRIC POWER (TEPCO), empresa que administra a usina atômica de FUKUSHIMA, no JAPÃO, divulgou hoje um plano para conter em até nove meses a crise causada pelo acidente nuclear que atingiu o complexo. A companhia pretende reduzir o vazamento de radiação e estabilizar os reatores afetados pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março, que deixou 28 mil mortos e desaparecidos.
A notícia frustrou as mais de 80 mil pessoas que moram em um raio de 20 km da usina e foram forçadas a deixar suas casas, pois a TEPCO não estabeleceu um prazo para que elas possam voltar a seus lares. Os reparos serão feitos em duas fases. A primeira, que deve levar três meses, consiste no resfriamento dos reatores e das piscinas onde estão armazenadas as barras de combustível usado, além da redução dos níveis de vazamento radioativo. Em seguida, a TEPCO tentará reduzir a contaminação do solo, da água e da atmosfera. Na segunda etapa do plano, de até seis meses de duração, os técnicos controlarão a liberação de material radioativo e atingirão o “desligamento frio” dos seis reatores da usina.

2 012     :      -   TERÇA-FEIRA
Com as dificuldades criadas pela falta da Internet, somente sanadas ontem, atrasei com a colocação dos últimos dias no meu blog. Faço isso nesta manhã, além de atualizar o dia 17 de abril. Vou mais cedo para a Sociedade. Encontro MARINEI acertando a documentação e me deixa preocupado porque os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 20 de abril na zona norte, bem como aquelas indicadas para a reunião do sábado, no Monumento Mausoléu, não puderam ser registrados pelo Conselho de Honrarias e Mérito. A funcionária TINA está doente e não veio trabalhar. Isso fica para amanhã.
Almoço com OLIVEIRA e comentamos alguns dos problemas mais sérios da Sociedade: até agora não começou o restauro do Monumento Mausoléu, apesar da publicação no jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO e do programa do OCTÁVIO MESQUITA na TV BANDEIRANTES. O outro problema é sobre os diplomas falsos que inundaram a região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Como tenho um certo tempo nesta tarde, já que irei a uma missa de sétimo dia, vou cuidar com mais carinho dessa situação.  

Pesquisando no google sobre a Medalha Constitucionalista, vou encontrar num site da USINA ESTIVA o descritivo da entrega dessa medalha, bem como os diplomas “fajutos” assinados indevidamente pelo presidente do Núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Copio para meu computador essa história e a transporto para meu blog. Faço ver aos homenageados que o diploma é falso e que precisa ser trocado pelo verdadeiro. Transporto a imagem para o FACEBOOK, a fim de que todos os lesados tomem ciência da irregularidade.

Polícia Militar homenageia diretores da Usina Estiva  
Diretores da Estiva receberam medalha
15/12/11 - A Polícia Militar de Novo Horizonte homenageou no último mês de novembro os diretores da Usina São José da Estiva, Roberto de Biasi e Sandro Henrique Sarria Cabrera, condecorados com a Medalha Constitucionalista - também conhecida como Medalha MMDC ou Pedro de Toledo, em cerimônia realizada pela Polícia Militar e pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. A outorga da homenagem ocorreu no auditório da Usina Estiva. Com informações da assessoria da usina. Concedida aos empresários e demais autoridades que tenham se destacado em suas atividades, a Medalha Constitucionalista, segundo o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Rodrigo Carmona, reconhece o papel decisivo nas causas sociais da usina Estiva.
"São ações que chamam a atenção pelo seu alcance social, tais como o Camarote da Inclusão, o Desafio do Bem, e a disponibilidade de sempre ajudar em outras causas, de ter consciência de seu papel social e de executá-lo com distinção. Além, claro, do apoio inconteste e inestimável oferecido aos programas como o Proerd e Beija-Flor", relatou o capitão durante a entrega das homenagens.
"Para nós é uma honra receber esta medalha, que tem um peso e um simbolismo histórico muito grandes", destacou Roberto. Para Sandro, o reconhecimento vai reforçar a importância do que é realizado e aumenta a responsabilidade dos diretores. "É sempre bom ver que o nosso esforço é reconhecido, ainda que não tenhamos feito nada para que isso acontecesse. Estamos aqui para desempenhar o papel social que nos cabe e usar as ferramentas que possuímos para tornar o mundo mais igualitário e melhor", aponta.

Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias

Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Compareço à Igreja do Mosteiro de SÃO BENTO, por volta das 18 horas. Assisto a missa de sétimo dia pela alma de FÁBIA DUALIBI GANTUS, nora do desembargador MIGUEL GANTUS JÚNIOR, que viajou conosco para SÃO JOÁO DA BOA VISTA no último dia 10. Foi naquele dia que ele soube, nessa cidade, através do celular, do encontro do corpo de sua nora. Após a missa cumprimento o desembargador e retorno à Sociedade. Ainda trabalho durante um bom tempo no computador.
Em casa, onde chego quase às 21 horas, atendo um telefonema do SPIRANDELLI, Presidente do Núcleo da Sociedade em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. A notícia dos diplomas falsos chegaram ao conhecimento da algumas pessoas daquele município e o SPIRANDELLI está sendo inquirido sobre a questão dos diplomas falsos. Pede ele para que retire do FACEBOOK a notícia e se oferece para sanar essa irregularidade no prazo de 30 dias. Irá recolher todos os diplomas falsos, substituindo-os pelos originais da Sociedade, assinados por mim e pelo Secretário da Medalha, CAPITÃO ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS. Face a promessa de corrigir o erro cometido eu retiro do meu blog e do FACEBOOK essa situação delicada e gravíssima. Vamos aguardar as providências que o SPIRANDELLI irá tomar.

Duas balas perdidas mataram a empregada doméstica TÂNIA REGINA OLIVEIRA DO CARMO DE AQUINO, 44 anos, às 17:30 horas de ontem. Ela foi alvejada a 500 metros de casa, em AMERICANÓPOLIS, zona sul da capital. Três suspeitos foram ouvidos hoje pela polícia. TÂNIA era casada e mãe de dois filhos, uma jovem de 25 anos e um menino de 11. Como era costume, a empregada doméstica comprou pães para o caçula lanchar assim que desceu do ônibus que a trouxe da residência onde trabalhava no bairro da SAÚDE, também na zona sul. A empregada saia da padaria, localizada na rua de cima da sua casa, quando se viu em meio a um tiroteio. As balas atingiram suas costas e jugular e, apesar de ser socorrida, ela não resistiu aos ferimentos. O atirador estava em uma motocicleta e usava um capacete vermelho. Dez cápsulas calibre 32 foram encontradas no local. Além de TÂNIA, um homem de 47 anos foi ferido acidentalmente na perna.

A Polícia Civil indiciou 11 pessoas – todas por homicídio culposo – pelo acidente que causou a morte da adolescente GABRIELA YUKAY NYCHYMURA, de 14 anos, em 24 de fevereiro, no HOPI HARI. GABRIELA descia em queda livre no brinquedo LA TORRE EIFFEL, quando caiu de uma altura de mais de 30 metros. Entre os indiciados estão o presidente do parque, ARMANDO PEREIRA FILHO,  e o vice, CLÁUDIO PINHEIRO GUIMARÃES, além de três funcionários que trabalhavam no brinquedo e os responsáveis pela manutenção. O inquérito concluiu que a falha no sistema de segurança do brinquedo havia sido notificada ao supervisor de operações, que, mesmo assim, determinou o prosseguimento das atividades enquanto a equipe de manutenção era acionada.

Numa decisão inédita, a Justiça de SÃO PAULO reconheceu hoje que o ex-dirigente do PC do B JOÃO BATISTA FRANCO DRUMMOND, falecido em 16 de dezembro de 1976, morreu após sessões de tortura nas mãos dos agentes da ditadura nas dependências do DOI-CODI, na capital paulista. O juiz GUILHERME MADEIRA DEZEM mandou retificar a certidão de óbito de DRUMONND, onde constava que ele tinha morrido atropelado.

Depois de a oposição fazer uma manifestação afim de pressionar o governo a liberar sua bancada para assinar o requerimento da CPI DO CACHOEIRA, o Senado anunciou que já tem as 60 assinaturas necessárias para investigar o contraventor CARLINHOS CACHOEIRA e as ligações dele com políticos e empresários. A CPI, porém, ainda não saiu do papel porque, como ela é mista, faltam as assinaturas de 171 deputados – a confirmação deve acontecer amanhã. Apesar da contrariedade da presidente DILMA ROUSSEFF com a forma com que o PT conduziu a criação da comissão, a ministra IDELI SALVATTI (Relações Institucionais) afirmou que o governo não vai interferir na CPI. Mesmo após a ministra insistir que o Palácio do Planalto não tenta abafar a comissão parlamentar de inquérito, setores do PT e, principalmente do PMDB, tentam ganhar tempo alegando que é preciso esperar a volta do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, hospitalizado em SÃO PAULO, o que deve acontecer somente no início de maio. “Da nossa parte não tem recuo nenhum”, garantiu o líder do PT, senador baiano WÁLTER PINHEIRO.

Interessado em marca o julgamento do mensalão para o primeiro semestre deste ano, o ministro CARLOS AYRES BRITTO, que assumirá a presidência do STF no dia 19, tem trabalhado nos bastidores para viabilizar seu desejo. A despeito das pressões exercidas pelos políticos envolvidos no escândalo e seus advogados, AYRES BRITTO, com a ajuda do relator do processo, JOAQUIM BARBOSA, tem conversado com os demais colegas para verificar se já estão trabalhando em seus votos para o julgamento. Ou seja, internamente todos os ministros estão sendo pressionados para fazer sua parte. Em especial RICARDO LEWANDOWSKI, o relator revisor do processo. Recentemente, ele ouviu de um colega uma cobrança mais dura para que entregue logo o voto.  

Cinco homens suspeitos de integrar a milícia que atua em MAGÉ, na BAIXADA FLUMINENSE, foram presos hoje pela manhã, durante operação conjunta do Ministério Público Estadual e da Secretaria de Estado de Segurança. Dois acusados estão foragidos. Entre os presos está o SARGENTO PM VANDRO LOPES GONÇALVES, apontado como o chefe do bando. Em 2008, GONÇALVES foi candidato a vereador pelo PSOL, mesmo partido do deputado estadual MARCELO FREIXO, um dos primeiros a denunciar a atuação de milicianos e presidente da CPI DAS MILÍCIAS. A atuação da milícia em MAGÉ chamou a atenção por pelo menos seis assassinatos ocorridos na região de FRAGOSO. “A quadrilha é extremamente cruel. Um adolescente que praticava pequenos furtos foi assassinado com tiro na nuca, sem chance de defesa. Uma das vítimas era um senhor que estava alcoolizado, sentado na calçada. Foi morto por estar bêbado e perturbar a ordem”, contou o promotor BRUNO GANGONI. Outro caso extremo foi o de ZENILDO HONORATO RODRIGUES, morador do bairro morto em 2007. Era uma tarde em que um dos milicianos disparava para o alto, ele se aproximou do homem e pediu que parasse, pois os filhos brincavam ali perto. O criminoso mirou a cabeça do morador e atirou.    

Os dez anos de estada no BRASIL não apagaram o sotaque do alemão GEORG STEFAN PIESKER, mas seu coração nunca mais foi o mesmo. Amante de viagens, STEFAN viajou para BAURU para visitar dois sobrinhos e uma cunhada, porém, após ter contato com o calor humano brasileiro, decidiu ficar. Na cidade, entrou para a UATI (UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE), da Universidade SAGRADO CORAÇÃO, e se apaixonou, nas aulas, por MARIA INÊS CONDI, com quem se casou. “Ele fazia questão de dizer o quanto a amava e, quando se casaram, ele quis comemorar junto aos outros alunos”, conta GISLAINE FANTINI, coordenadora da UATI. Segundo GISLAINE, STEFAN era muito carismático e gostava de cozinhar e dançar. “Às vezes, ele fazia comidas típicas e também era monitor da disciplina de alemão. Aprendemos muito com ele.”Toda essa vivacidade não passou despercebida do resto do Estado. Vencedor do MISTER MELHOR IDADE municipal no ano passado, STEFAN veio à capital para brigar pelo título estadual. “Ele não venceu, mas, após o desfile, me escreveu um e-mail afirmando que o público tinha aplaudido muito e gritado. Ele costumava tirar o terno na passarela e fazia passos de dança. Suas entradas eram sempre muito esperadas”, conta. Como aprendeu aqui, STEFAN costumava receber os amigos com atenção e um abraço e, agora, é difícil para eles abrirem mão de sua presença. “Ele era muito saudável, fazia muitas atividades”, diz a coordenadora. STEFAN morreu no dia 17 de abril, aos 82 anos, vítima de parada cardíaca, e será enterrado na terra que aprendeu a amar. Nasceu em 1930.

Em carta enviada aos acionistas de sua empresa, o presidente da BERKSHIRE HATHAWAY, o bilionário WARREN BUFFETT, de 81 anos, anunciou que tem câncer de próstata. O comunicado foi publicado hoje no site da empresa. BUFFETT é conhecido por seu estilo direto de negócios. Ele é o terceiro mais rico do mundo, segundo a revista FORBES, e, nos últimos anos, capitaneou generosos projetos de filantropia. A participação do bilionário na BERKSHIRE HATHAWAY era avaliada em mais de 42 bilhões de dólares em dezembro de 2011 (o valor de mercado da companhia supera o patamar de 200 bilhões, considerado os dados do fechamento do mercado financeiro de hoje). Apesar do sucesso dos negócios que o transformou em um ícone de WALL STREET, BUFFETT ainda vive e trabalha em sua cidade natal de OMAHA, no Estado americano de NEBRASKA. 

2 013     :     -     QUARTA-FEIRA
Manhã fria. No computador, procuro concatenar minhas memórias, um pouco à deriva por causa dos últimos compromissos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Por força do destino, vou ter que permanecer mais dois anos à testa da Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, conforme decisão acertada com o CONSELHO SUPERIOR em 15 de abril. A eleição será no dia 30 de abril, apenas para constar. Agora vou me dedicar a um dos grandes eventos do MMDC, a entrega do COLAR DA VITÓRIA, marcada para amanhã.
O CAPITÃO PM ANÍSIO vem à Sociedade na hora do almoço. Assina os diplomas do COLAR DA VITÓRIA, que a MARINEI foi buscar no Conselho de Honrarias e Mérito. Também traz do Conselho um arrazoado do Professor ADILSON CÉZAR, Presidente, sobre o documento que lhe mandei sobre a Ata da reunião extraordinária da Diretoria Executiva do MMDC. Fala sobre o decreto das medalhas do Núcleo Leste e encaminha cópia do mesmo. Esse decreto, quando de sua criação, passou por mim, examinei-o e aprovei no âmbito da Sociedade, antes de ser remetido ao Palácio do Governo. A minha determinação ao núcleo de colocar minha assinatura nos diplomas das medalhas não altera em nada do decreto. Só vem a acrescentar a vigilância necessária da Sociedade para acabar com os desmandos que o núcleo vinha cometendo. Não sei o motivo para tanta confusão. O MMDC tem a obrigação de vigiar seus núcleos e esses núcleos deverão acatar as ordens emanadas da Sociedade, sob pena de extinção.
O CAPITÃO PM ANISÍO conversa sobre a situação do SARGENTO PM MARCELO CLEMENTE, que se encontra fazendo um estágio no CAS. Está impedido de comparecer amanhã para receber o COLAR DA VITÓRIA. Entro em contato telefônico com o CAS e converso com a TENENTE PM LILIAN, solicitando a liberação do CLEMENTE no horário em que acontecerá a solenidade de entrega da honraria. Mais tarde, o próprio CLEMENTE passa pela Sociedade. AMADO RÚBIO também vem ao MMDC, mas por volta das 16 horas, deixamos a Sociedade, numa tarde em que ameaça baixar a temperatura.

Parecia impossível o SÃO PAULO derrubar o poderoso e até então invicto ATLÉTICO MINEIRO. Mas o abençoado ROGÉRIO CENI abriu o caminho para a heróica vitória do TRICOLOR por 2 a 0, hoje, no MORUMBI, que levou o clube rumo às oitavas de final da TAÇA LIBERTADORES. Quem também colaborou foi o THE STRONGEST, então segundo na chave, derrotado pelo ARSENAL DE SARANDI, por 2 a 1, na ARGENTINA. Os argentinos somaram os mesmos sete pontos do TRICOLOR, mas levaram a pior no saldo de gols (5 a 0). O GALO ficou na liderança com 15 pontos. Na próxima fase, o time de ROGÉRIO CENI, que se benzeu na última terça-feira com a água benta do PADRE MARCELO ROSSI, pega novamente o GALO. O primeiro jogo será no MORUMBI e a decisão da vaga em MINAS GERAIS.

Em solenidade realizada nesta manhã, quarta-feira, aconteceu a passagem do cargo da Subdiretoria de Abastecimento (SDab), organização do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizada no bairro de SANTANA, que tem por finalidade executar o apoio logístico, em material de intendência, às organizações e ao pessoal da Força Aérea Brasileira. Após três anos de excelentes serviços prestados, durante os quais a unidade alcançou expressivas conquistas, com destaque para o Sistema de Estoque Automatizado, o BRIGADEIRO Int EURICO JORGE DE LIMA transmitiu o cargo de subdiretor de Abastecimento ao BRIGADEIRO Int SÉRGIO LINS DE CASTRO. Amanhã o BRIGADEIRO Int EURICO assumirá, em BRASÍLIA, o cargo de chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), organização criada pela FAB no ano passado.

O SANTOS já vem traindo seu DNA há muito tempo. O futebol arte, aos poucos, foi deixado para trás. Hoje, à noite, o PEIXE contrariou até sua estatística na VILA BELMIRO. Acostumado a golear seus rivais nas primeiras fases da COPA DO BRASIL, o PEIXE venceu o FLAMENGO-PI por apenas 2 a 0, jogando um futebol medíocre.

O julgamento de 26 policiais militares acusados de envolvimento no MASSACRE DO CARANDIRU foi suspenso hoje, pelo mesmo motivo que levou ao adiamento da audiência na semana passada. Um jurado passou mal. O juiz JOSÉ AUGUSTO MARZAGÃO percebeu o mal-estar do integrante do júri pela manhã e imediatamente chamou a equipe médica. “Não é nada grave, tanto que ele queria voltar. Mas não posso dar continuidade colocando em risco a saúde do jurado”, disse o juiz. MARZAGÃO espera que os trabalhos possam ser retomados amanhã, com a leitura de peças e o interrogatório de quatro réus. A expectativa é de que o júri acabe amanhã.

O MST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA) realizou, hoje, uma série de manifestações em memória dos 19 integrantes assassinados no MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁ, no PARÁ, em 17 de abril de 1996, e pela realização da reforma agrária. Pela manhã, foram fechadas por 19 minutos rodovias próximas a municípios onde o MST atua. Também houve protestos nas principais capitais do país. As mobilizações fazem parte da Jornada Nacional da Luta pela Reforma Agrária, chamada de ABRIL VERMELHO.

O ex-governador do DISTRITO FEDERAL, JOSÉ ROBERTO ARRUDA, foi condenado a cinco anos e quatro meses de detenção, em regime semiaberto e ao pagamento de uma multa de 400 mil reais no processo que contesta a dispensa de licitação na contratação da empresa MENDES JÚNIOR TRADING ENGENHARIA para reformar o Ginásio NILSON NELSON, em 2008. O ex-secretário de Obras do DF, MÁRCIO EDVANDRO ROCHA MACHADO, também foi considerado culpado e pegou quatro anos e oito meses de detenção, também em regime semiaberto, mais multa de 300 mil reais. Os dois podem recorrer.

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, hoje, dobrar, de cinco dias para dez dias, o prazo para os réus condenados no mensalão apresentarem recursos. O prazo começará a contar a partir da data de publicação do acórdão, o texto da decisão contendo os votos de todos os ministros. O presidente do Supremo e relator do mensalão, JOAQUIM BARBOSA, disse que a publicação deve ocorrer nos próximos dias, faltando apenas a assinatura digital de três votos. O pedido de ampliação do prazo de recursos, feito pela defesa dos réus condenados no processo, foi levado a julgamento pelo plenário por iniciativa de BARBOSA.   

Milhares de pessoas foram às ruas de LONDRES hoje para o adeus à ex-primeira-ministra britânica MARGARET THATCHER, morta no dia 8 de abril. Carregado nos ombros de oito militares, o caixão com o corpo da DAMA DE FERRO subiu a escadaria da Catedral de ST. PAUL. Mais de 2,3 mil convidados acompanharam a cerimônia, incluindo a rainha ELIZABETH II, 11 primeiros-ministros, dois chefes de Estado e 17 ministros estrangeiros de Relações Exteriores. Muitos britânicos protestaram contra os gastos na cerimônia: 10 milhões de libras, cerca de trinta milhões de reais. O BIG BEN calou-se e uma banda militar tocou BEETHOVEN, MENDELSSOHN e CHOPIN para acompanhar o primeiro funeral de um político britânico com honras militares desde a morte de WINSTON CHURCHILL, em 1965. Na TORRE DE LONDRES, construção do século XII que guarda as jóias da Coroa, um tiro de canhão foi disparado a cada minuto.
Enquanto admiradores homenageavam a ex-primeira-ministra, oponentes dera as costas ao cortejo. “Ela foi a primeira mulher premiê, ocupou o cargo por mais tempo do que qualquer um em 150 anos, alcançou coisas extraordinárias na sua vida”, afirmou o primeiro-ministro DAVID CAMERON, líder do Partido Conservador, o TORY, o mesmo de THATCHER. Nas ruas, havia policiais separados por espaços de 5 a 10 metros. Desde o começo da manhã o público começou a se concentrar no trajeto, levando cartazes. “Você deu esperança, liberdade e ambição a milhões de nós”, afirmava um deles. Outro dizia: “Mais de 10 milhões de libras para um funeral do TORY”.

Após investigações, o FBI negou que uma carta com uma substância letal enviada ao presidente BARACK OBAMA, hoje, tenha qualquer ligação com o ataque em BOSTON, que deixou três mortos e 176 feridos. O episódio aconteceu um dia depois de um pacote semelhante contendo ricina ter sido recebido pelo senador republicano ROGER WICKER. À noite, a polícia norte-americana informou ter prendido um suspeito de ter enviado os envelopes. O homem foi detido na cidade de TUPELO, no estado de MISSISSIPI. Ele portava um envelope que apontou positivo no teste para o veneno. As cartas a OBAMA e WICKER foram postadas a partir de MEMPHIS, no TENNESSEE, e estavam datadas do dia 8 de abril. Pela manhã, parte do Senado norte-americano foi esvaziado devido a um pacote suspeito. Um homem foi detido. O Tribunal de BOSTON e um hospital na cidade também foram evacuados por suspeitas de bombas. A CNN chegou a anunciar que um suspeito relacionado ao ataque na maratona havia sido preso, mas o Departamento de Polícia de BOSTON negou. O “BOSTON GLOBE” disse que as autoridades têm imagens de um suspeito carregando uma sacola preta no local da segunda explosão. Também hoje, o Senado derrubou um artigo de OBAMA sobre a proposta de controle armas que previa uma checagem maior dos antecedentes dos compradores. Segundo o presidente, a medida respeitava donos de armas e vítimas de tragédias. OBAMA classificou de “vergonhosa” a decisão dos senadores. “Não há argumentos coerentes sobre por que não faremos isso”, disse. 

Líderes da oposição da VENEZUELA afirmaram, hoje, temer uma perseguição a pessoas que protestam contra o resultado da eleição presidencial do último domingo. Sete pessoas morreram em manifestações desde a divulgação do resultado, que declarou o atual presidente NICOLÁS MADURO, como vencedor. O governo voltou a prometer uma ação legal contra o candidato da oposição, HENRIQUE CAPRILES, acusando-o de incitar a violência. CAPRILES alega que os governistas enviaram gangues para atacar seus partidários. A vitória apertada de MADURO ainda não foi reconhecida pelo opositor. O secretário de Estado norte-americano, JOHN KERRY, declarou que, à espera da recontagem dos votos, os ESTADOS UNIDOS também não reconhecem a vitória de MADURO.

A ex-primeira-dama da FRANÇA, CARLA BRUNI, afirmou que não se sentia bem no Palácio ELISEU, sede da Presidência francesa, em PARIS, informou a agência ANSA. “O ELISEU, a residência da LANTERNE, são lugares lindíssimos, mas não eram a minha casa. São bens da República”, afirmou, em entrevista a uma revista francesa. “Devo ter alguma coisa de gato, pertenço aos lugares, não me desassocio”.

A CORÉIA DO SUL informou que comprará helicópteros de ataque avaliados em 3,2 bilhões de reais da BOEING para melhorar sua capacidade de reação às ameaças da CORÉIA DO NORTE. O acordo prevê a aquisição de 36 aeronaves APACHE GUARDIAN, indicaram autoridades sul-coreanas. Em clima de tensão devido à possibilidade de ataque norte-coreano, o país ainda pretende adquirir 60 caças neste ano.

Uma mensagem de 1985 colocada em uma garrafa e lançada ao mar no CANADÁ foi encontrada hoje, 28 anos depois, na CROÁCIA – oito mil quilômetros separam os países. “MARY, você é realmente uma pessoa maravilhosa. Espero que possamos nos corresponder!, diz o texto assinado por um morador da província da NOVA ESCÓCIA. A garrafa foi achada por MATEA MEDAK RESIC e postada no FACEBOOK.     
CHAPA MESMOS RUMOS “VITORIOSA”
No dia 17 de abril de 2013, foram realizadas as eleições para nova Administração AOPM. O pleito transcorreu das 8h às 17h, em um ótimo clima de respeito à democracia. A apuração foi realizada no Salão Vitória, com a presença dos representantes de ambas as chapas num relacionamento harmonioso com a Comissão Eleitoral. O total de eleitores somou 1.736 votos, sendo que a Chapa Vitoriosa “Mesmos Rumos” venceu com 1.187 votos contra a Chapa “Representatividade Combativa”, que teve 549 votos.
A chapa vencedora é composta da seguinte forma:
Presidente da Diretoria Executiva - Cel. PM Pettinato
Vice Presidente da Diretoria Executiva - Cel. PM Chiari
Presidente do Conselho Deliberativo - Cel. PM Luiz Carlos
Vice Presidente do Conselho Deliberativo - Cel. PM Bononi
Presidente do Conselho Fiscal – Cel. Carlos de Carvalho
Vice Presidente do Conselho Fiscal – Cel. PM D’addio 
A nova Administração assumirá os destinos da AOPM em 11 de maio de 2013, por período de 4 (quatro) anos, buscando atingir as seguintes metas:
Continuidade nas conquistas institucionais.
Apoio ao Comando Geral nas lutas institucionais e reivindicações para a oficialidade.
Ampliação do corpo jurídico para melhor atendimento aos associados.
Manutenção das finanças superavitárias.
Modernização dos aposentos das colônias.
Continuidade do plano desenvolvimentista.
Modernização dos vestiários e academias.
Criação do Núcleo Informatizado.
Ampliação dos convênios com os clubes do interior, conforme interesse da oficialidade local.
Construção de apartamentos na Sede do Barro Branco, para atendimento aos associados da oficialidade local.
Construção de apartamentos na Sede do Barro Branco, para atendimento aos associados do interior.
Construção do novo Buffet e Parques Infantis.
Ampliação dos estacionamentos. 

2 014      :     -    QUINTA-FEIRA SANTA
Em SÃO PAULO é ponto facultativo. Isso cria um certo problema porque muitas repartições estão fechadas. Vamos trabalhar normalmente na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com muitos problemas ainda neste mês de abril e já para alguns dias de maio.
CARTA AO GOVERNADOR DO ESTADO, encaminhada ao Senhor Governador GERALDO ALCKMIN:, 
                                                                            
Senhor Governador.
A construção da sociedade e das instituições com que sonhamos só será possível se não nos esquecermos de que todas elas são, fundamentalmente, pessoas e não estruturas, e que só evoluem com a adoção de medidas que busquem o desenvolvimento humano.    No que diz respeito à polícia, o único modelo compatível com a democracia é o de uma organização policial legalista e integrada à comunidade. Uma polícia transparente que respeite e proteja o cidadão, mas que tenha seus integrantes tratados pela sociedade e pelo governo também como cidadãos.
A Polícia Militar é formada por profissionais que diariamente se superam, fazendo o extraordinário para melhor servir à população paulista, protegendo os cidadãos e enfrentando bravamente uma criminalidade cada vez mais violenta e perversa.
Por outro lado, desgraçadamente, seus integrantes têm salários absolutamente incompatíveis com uma condição mínima de sobrevivência digna, obrigando um número cada vez maior de policiais a viver nos limites da miséria. São inúmeras as esposas de policiais que, devido às condições precárias de moradia, não podem sequer secar as fardas fora de casa, com medo da represália dos bandidos que moram nas vizinhanças, principalmente porque, na maior parte das vezes, seus maridos estão ausentes, obrigados a fazer “bicos” fora do expediente, quando deveriam estar descansando no convívio familiar.

De outra forma, como poderemos manter uma polícia de proteção da dignidade humana, estimulando permanentemente a vocação de seus integrantes para a defesa da cidadania, se estes policiais têm, a todo instante, sua própria dignidade vilipendiada, seja pelos baixos salários, seja pelas condições de trabalho, seja pelo não reconhecimento de seus sacrifícios.
É evidente que a esses homens e mulheres, que mal conseguem prover o sustento de suas famílias, que se esgotam servindo à sociedade, em contato diuturno com vítimas de crimes, em condições de angústia, dor e sofrimento, e com criminosos cada vez mais ousados, poucas condições restam para preocupar-se com o seu próprio aperfeiçoamento. Nessas condições, eles estão trabalhando no seu limite.
E vemos, com tristeza e preocupação, governantes afirmando que investem na segurança pública porque compram armas e viaturas, como se esse tipo de investimento pudesse significar uma política de segurança minimamente inteligente, dispensando o investimento no fator humano das organizações policiais, no ataque às bem conhecidas causas sociais da criminalidade e no fim da impunidade.
É evidente que, quando o governo, nega ao policial militar o reconhecimento pelo seu corajoso e dedicado esforço, e ainda as ideais condições de vida e de trabalho, está, na verdade, comprometendo a auto-estima desse profissional, tão necessária à melhoria do homem, do serviço, da instituição e da própria sociedade.
           A valorização do fator humano da instituição policial- militar é condição indispensável para a manutenção de uma polícia profissional, treinada e preparada emocionalmente para agir de maneira legalista, técnica e imparcial, levando equilíbrio às relações sociais.          
        Atentar contra a dignidade e a auto-estima do policial militar é atentar contra a segurança dos cidadãos. A busca da excelência do serviço policial passa pela preocupação contínua com a melhoria, num processo que tem como motor a auto-estima do policial.

São Paulo, 17 de abril de 2014.
Coronel Carlos Alberto de Camargo


MarianoTaglianetti

Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia ! - 21 está chegando e com alvíssaras ! MT.
De: celmario@gmail.com
Enviada: Quarta-feira, 16 de Abril de 2014 23:33
Para: mtaglianetti@uol.com.br
Assunto: SEDEX acuso recebimento.
ESTIMADO MARIANO

O telegrama enviado pelo Governador:

Extremamente honrado, agradeço a Vossa Senhoria o convite para receber a Medalha MMDC e comunico minha impossibilidade de comparecer por compromissos de cargo assumidos anteriormente. Na oportunidade, envio-lhe meus cordiais cumprimentos, extensivos a todos os participantes, com votos de sempre sucesso. 
CARLOS ALBERTO RICHA
Governador do Estado do Paraná.

Meu caro MARIANO, seria interessante entregar os dizeres do teor do telegrama do governador para serem lidos pelo MESTRE DE CERIMÔNIA na abertura do evento do dia 21.
Viajarei no voo 1102 da GOL, com saída prevista para 8:16 horas em CONGONHAS e chegada em CURITIBA por volta das 9 horas. 
Segunda-feira está chegando!!!!

APROVEITO PARA DESEJAR A VOCÊ E A TODOS AQUELES QUE LHES SÃO CAROS UMA FELIZ PÁSCOA. 
GOSTARIA QUE EXTERNASSE TAMBÉM OS MEUS VOTOS DE FELIZ PÁSCOA A TODOS OS INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA. 
Recebi os currículos e posso ter em mãos uma pequena biografia de cada um dos agraciados com a Medalha MMDC.
Em 16 de abril de 2014 19:27, MarianoTaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br> escreveu:
Caríssimo Cel. VENTURA, boa noite !
- Acuso recebimento (2) sedex. Um contendo 24 estójos e outro os Diplomas.
Mas (Governador), se não houvéra sido convidado...
Fraternal apreço, Mariano.
Melhora a temperatura nesta manhã. 23º graus quando chego à ARMÊNIA. Nesta tarde, no MMDC, recebo um ofício do Vice-Governador do PARANÁ, FLÁVIO ARNS. Ele informa que não poderá comparecer na solenidade marcada para dia 21, no Círculo Militar, em CURITIBA. Estará viajando. Passo uma mensagem para o MARIANO TAGLIANETTI  comunicando esse acontecimento. O governador CARLOS ALBERTO RICHA também não estará presente ao evento. Passou um telegrama ontem para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
O MAJOR PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA, do 3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS, telefona-me para falar da solenidade do aniversário da sua Unidade e a outorga da MEDALHA DO CENTENÁRIO DO 3º GB à minha pessoa. Será no dia 25 de abril, no mesmo horário da entrega da Medalha MMDC no Nucleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”. Não poderei estar nesse evento proporcionado pelo Presidente desse núcleo, MAJOR PM WALTER DE CASTRO.
Telefono para o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Ele deverá me representar nessa entrega de Medalhas. O MENDES também não poderá estar presente no almoço oferecido pelo GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, no dia 22 de abril. Estarei chegando da viagem a CURITIBA nessa data. Mas confirma presença no dia 24, no Comando Militar Sudeste, quando o GENERAL ADHEMAR entregará o Comando do CMSE para o GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS.
Recebo a visita do Professor JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR, Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO. Quer ele realizar uma comemoração do 9 de julho na sua cidade. Mas não está encontrando a necessária ressonância por parte da Prefeitura de SÃO PEDRO. Ainda isso é uma dúvida. Ele luta para que o “MARCO DOS 50 ANOS” da Revolução de 32 seja mudado de lugar, hoje situado ao lado da Estação Rodoviária Municipal, para a PRAÇA ADOLPHO BRAGAIA.
MARINEI trabalha arduamente nesta quinta-feira. Agora somente retornará no dia 22 de abril. Teremos dois feriados unidos ao final de semana. CORPUS CHRISTI amanhã e TIRADENTES no dia 21. Como viajarei para CURITIBA somente retornarei à Sociedade no dia 23 de abril, terça-feira.

O Diário Oficial desta 5ª feira publica a Promoção do TENENTE-CORONEL PM ALFREDO VITAL OLIVEIRA ao posto de CORONEL PM e sua passagem para a reserva. O ALFREDO pertencia à ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, em PIRITUBA. Nasceu em 27 de abril de 1965. Entrou para as fileiras da PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1987; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1989; CAPITÃO – 24 de maio de 1999. Não tenho as datas de suas promoções a MAJOR e a TENENTE-CORONEL.    

Antonio Gonçalves Filho - O Estado de S.Paulo
Morreu nesta quinta-feira, 17, aos 86 anos, o escritor colombiano Gabriel García Marquez, ganhador do prêmio Nobel de literatura de 1982. García Márquez viveu na Cidade do México por mais de 30 anos e enfrentava sérios problemas de memória, embora a família, com exceção do irmão Jaime García Márquez, evitasse publicamente vincular seus problemas de saúde ao mal de Alzheimer. A última aparição pública de García Márquez, ou Gabo, como era conhecido dos amigos íntimos, foi em seu aniversário, em 6 de março. Ele sorriu para os jornalistas, mas não falou com a imprensa.
Gabo estava com 86 anos - Reuters
Reuters
Gabo estava com 86 anos
Figura mais popular da literatura hispânica desde Cervantes, García Márquez ficou conhecido como um dos pais do realismo mágico, gênero literário desenvolvido nos anos 1960 e 1970 e caracterizado pela inclusão de elementos fantásticos no cotidiano ordinário.
De todos os seus livros, cujas vendas alcançaram mais de 50 milhões de cópias, o mais lido certamente é Cem Anos de Solidão(1967), épico sobre uma família fictícia, Buendía, numa cidade imaginária, Macondo. Nele, o escritor mescla lembranças pessoais a acontecimentos extraordinários, antevendo o próprio drama pessoal que enfrentaria na velhice (uma cidade inteira perde a memória no livro).
Além de Cem Anos de Solidão, ele é autor deO Outono do Patriarca, Ninguém Escreve ao Coronel, Crônica de Uma Morte Anunciada eO Amor nos Tempos do Cólera, seus romances mais populares. Gabo também é associado aos nomes mais representativos do chamado “new journalism”, corrente do jornalismo marcada pela liberdade com que são retratados fatos reais, à qual pertence o norte-americano Tom Wolfe.
Aos 20 anos, Gabo mudou-se para Bogotá, onde estudou Direito e Ciências Políticas sem, no entanto, obter o diploma, começando a trabalhar um ano depois como repórter do jornal El Heraldo, em Barranquilla. Ele também foi crítico do El Espectador, antes de partir para a Europa, em 1961, como correspondente estrangeiro. Sua obra jornalística completa foi publicada no Brasil pela editora Record.
Nascido em 6 de março de 1927 em ARATACA, na COLÔMBIA, GABRIEL GARCÍA MARQUEZ chegou a cursar Direito e Ciências Políticas, mas abandonou o curso e seguiu carreira no jornalismo. Seu primeiro livro, “A REVOADA”, foi publicado em 1955. Depois disso, não parou mais, dividindo sua produção entre romances, contos e não ficção.
Esquerdista engajado, defendeu até os seus últimos dias o regime de FIDEL CASTRO o o que causou uma briga com o colega peruano MARIO VARGAS LHOSA. 

Policiais militares de GUAIANAZES, na zona leste da capital, prenderam, hoje, a quadrilha conhecida como “gangue da KOMBI”. Segundo informações do 68º DP (LAJEADO), onde o caso foi registrado, o bando vinha utilizando o veículo para cometer diversos arrastões a pedestres, residências e até comerciantes daquela região há pelo menos duas semanas.
Quatro homens foram presos e um menor, de 17, apreendido. Eles estavam armados com um revólver calibre 32.
O modo de atuação da quadrilha quase sempre era o mesmo. Dois dos comparsas desciam do veículo e rendiam uma vítima. Depois, o restante vinha e concretizava o roubo.
Foi exatamente após dois crimes seguidos do mesmo tipo que o bando foi preso. Circulando a pé pelas ruas de GUAIANAZES, dois jovens, de 20 e 17 anos, foram roubados enquanto voltavam da escola.
Um deles avisou uma viatura que fazia ronda pelo local e a KOMBI foi identificada e abordada no momento em que os ladrões se preparavam para fazer mais um assalto.
Além da arma e dos bens das vítimas, como celulares e dinheiro, os ladrões também circulavam pelas ruas com diversas peças de roupas dentro do carro. Segundo a investigação preliminar da Polícia Civil, um dos truques utilizados pela quadrilha para tentar confundir a polícia era, imediatamente após roubar alguém, entrar no veículo e trocar de roupa para dificultar a identificação de possíveis vítimas. Além disso, quase sempre a dupla responsável por render o “alvo” não era repetida. “Mas os relatos sempre eram os mesmos quando se tratava do carro. Por ser uma KOMBI, chamava muito a atenção”, disse um investigador.

O promotor  de vendas MÁRCIO SANTOS SARAIVA, de 33 anos, foi preso em flagrante por policiais militares após ser flagrado mantendo uma refinaria de drogas dentro de sua própria casa, na Rua VIAMÃO, na VILA MARIA, zona norte da capital. Segundo o relato da ocorrência feito no 20º DP (ÁGUA FRIA), o acusado estava no portão de casa e se assustou quando notou a aproximação de uma viatura que apenas fazia ronda na rua. Sua mulher, que lhe acompanhava, escondeu um saco plástico dentro da roupa, colaborando para chamar a atenção dos PMs. Durante busca na calçada, o policial descobriu que o objeto jogado por SARAIVA era na verdade um pino plástico contendo cocaína dentro. Dentro da casa havia um forte cheiro e bastou os PMs entrarem na porta da cozinha para a suspeita ser confirmada. O casal mantinha ali uma refinaria de drogas improvisada. Cerca de dez quilos de entorpecentes, entre cocaína e crack, foram apreendidos no local.

ROGÉRIO FURTADO DE ABREU, de 19 anos, e RAUL ARAÚJO VIANA, 18 anos, foram presos em flagrante na noite de ontem durante sequestro-relâmpago na VILA ANDRADE, zona sul da capital. Um gerente de 36 anos que dirigia um HONDA CIVIC foi abordado pelos ladrões. Após a denúncia da mulher da vítima, o veículo foi encontrado na Avenida CARLOS CALDEIRA FILHO. Com os bandidos foram apreendidos dois revólveres.

Os policiais militares da BAHIA conseguiram um reajuste de 25% para os profissionais do setor administrativo, 45% para o operacional e 60% para os motoristas da corporação. Com isso, a categoria terminou hoje a greve que havia começado na noite da terça-feira. Os agentes de segurança ainda conseguiram a promessa de uma nova discussão com o governo estadual sobre os planos de carreira. A Força Nacional e o Exército foram acionados para reforçar a segurança no Estado. Durante o período no qual os policiais militares estavam parados, diversos saques e depredações foram registrados no comércio, principalmente em SALVADOR e FEIRA DE SANTANA. O governador da BAHIA, JAQUES WAGNER (PT), afirmou que as Forças Armadas permanecerão no Estado por mais uma semana, pelo menos, até que a situação seja normalizada. Ao todo, cerca de seis mil militares foram deslocados para o território baiano para ajudar no gerenciamento da segurança durante a crise. JAQUES WAGNER criticou a paralisação e disse que o movimento grevista é o responsável pelo aumento da violência no Estado nos últimos dias.   

Desde que descobriu eu estava com um câncer de pele (no ano passado), SÍLVIO SANTOS tem cuidado muito bem de sua saúde. Não por menos. Apesar da ótima aparência e disposição de um jovem de vinte e poucos anos, o dono do SBT já soma 83 anos. Segundo o jornal “EXTRA”, o apresentador continua sendo monitorado desde 2013 e, recentemente, teve de fazer uma nova biópsia por causa de outras manchas que surgiram em sua perna.
As feridas, ainda de acordo com a publicação, não são motivo de preocupação e SÍLVIO continua gravando normalmente os seus programas.
Vale lembrar que em fevereiro deste ano, SÍLVIO revelou, em entrevista à revista “VEJA SÃO PAULO”, que já tinha feito um tratamento com um câncer de pele que apareceu na perna. Na época, o apresentador disse que teria de fazer um novo tratamento no futuro. “Agora, estou com outra ferida na mesma perna, mas não sei ainda o que é”, revelou.
SÍLVIO ainda garantiu, na mesma entrevista, que não tem medo da morte, mas deseja partir “sem ir para o hospital”. “Não tenho sonhos. Aos 83 anos, sei que posso embarcar a qualquer momento”.
SÍLVIO SANTOSA desmarcou as gravações do “RODA A RODA JEQUITI” e decidiu adiar a volta da atração, que aconteceria no dia 16. Segundo o site Notícias da TV, SILVIO deveria ter retomado o “RODA” em abril, após as férias, mas só voltou a gravar na terça-feira, dia 15. O primeiro programa deveria ir ao ar após a PÁSCOA, mas pode ser adiado para o dia 30.

Durante muito tempo, NEYMAR cultivou a imagem de super-herói. Por mais que o acertassem, o atacante sempre conseguia escapar ileso. Antes de se transferir para o BARCELONA, em maio do ano passado, nunca havia sofrido uma lesão séria na carreira. O ano de 2014 chegou para mostrar, porém, que o melhor jogador do BRASIL é feito de carne e osso, como qualquer um.
Três meses depois da entorse no tornozelo direito que o afastou dos jogos do BARCELONA por quase quatro semanas, o craque voltou a se machucar. Uma lesão no quarto metatarso do pé esquerdo vai tirá-lo de combate por cerca de 30 dias, de acordo com um comunicado emitido hoje pelo clube espanhol.
É bastante provável que NEYMAR não jogue mais pelo BARCELONA nesta temporada. Dificilmente o time catalão estará brigando por algo em 18 de maio, quando vai enfrentar o ATLÉTICO DE MADRID, pela última rodada do Campeonato Espanhol.
A contusão não chega a causar dor de cabeça no técnico da seleção brasileira, LUIZ FELIPE SCOLARI. O período de treinos na GRANJA COMARY, em TERESÓPOIS, começará em 26 de maio, quando NEYMAR já estará totalmente recuperado, segundo a previsão dos médicos do BARCELONA.
O maior problema é constatar que o ano no qual o astro pode se consagrar como campeão do mundo tem sido, até o momento, um tormento para ele. Além da crise atravessada pela equipe catalã, que corre sério risco de terminar a temporada de mãos abanando, o atacante vem enfrentando uma sucessão de contratempos nos primeiros meses de 2014.
Pivô da renúncia do presidente SANDRO ROSELL e alvo até de racismo por parte de torcedores (foi chamado de ‘macaco’ por torcedores do BARCELONA), o jogador só fez quatros gols em 18 jogos pelo clube de janeiro para cá. 

Um condenado à forca, no IRÃ, conseguiu se livrar da corda no pescoço graças a um sonho. Uma multidão já estava reunida em NOWSHAHR para acompanhar, na terça-feira, dia 15, o enforcamento de BALAL ABDULLAH. A pena de morte foi definida pela regra “olho por olho, dente por dente”. ABDULLAH matou ABDOLLAH HOSSEINZADEH, a facadas, em uma briga de rua, quando os dois tinham 17 anos.
Portanto, a família do jovem teve direito de exigir que o assassino também fosse morto. O crime foi cometido há sete anos. ABDULLAH estava em cima de uma cadeira, com o laço da corda no pescoço, e gritava por sua vida, quando a mãe de ABDOLLAH o esbofeteou e concedeu o perdão.
A multidão esperava que a família do jovem morto empurrasse a cadeira para selar o destino do assassino. Mas o pai do adolescente, ABDOLGHANI HOSSEINZADEH, tirou o laço de corda do pescoço de ABDULLAH. E explicou o motivo. A mulher dele tivera um sonho no qual ABDOLLAH dizia estar bem. “Três dias atrás minha esposa viu o meu filho mais velho em um sonho, dizendo que estaria em um bom lugar e não era para retaliar (a morte). Isso a acalmou”. A agência oficial iraniana ISNA divulgou a sequencia de fotos do quase enforcamento. Apesar do perdão, a lei criminal do IRÃ permite apenas que a pena de morte seja cancelada pela ação da outra família envolvida. BALAL continuará preso e afastado da sociedade por mais quinze anos.


Astrônomos anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar com um tamanho comparável ao da TERRA e no qual a água poderá existir em estado líquido, informou hoje a revista norte-americana “SCIENCE”. O planeta, batizado KEPLER-186f, está localizado na “zona temperada”, onde a água pode ser líquida” e, por isso, habitável, uma vez que, segundo os cientistas, a vida tem mais probabilidade de se desenvolver ali.