domingo, 7 de julho de 2013

89 ANOS DA REVOLUÇÃO QUE TEVE INÍCIO EM 5 DE JULHO DE 1924

REVOLUÇÃO DE 1924. No dia 5 de julho de 1924 iniciava-se em SÃO PAULO um movimento contestatório ao governo federal que deixaria o saldo de mais de 500 mortos, cerca de 5 mil feridos, além de grandes prejuízos causados por tiroteios e bombardeios. Durante os 23 dias de sua ocorrência, mais de 200 mil pessoas saíram da cidade -entre elas CARLOS DE CAMPOS, o governador do Estado, e todo seu secretariado-, o que representava mais de 1/3 da população da capital paulista na época. A semente dessa insurreição na cidade de SÃO PAULO havia sido plantada no RIO DE JANEIRO, exatamente dois anos antes, ou seja no dia 5 de julho de 1922. A reincidência do dia e mês não era acidental. A data da rebelião em SÃO PAULO havia sido intencionalmente marcada para homenagear os 16 mortos da REVOLTA DO FORTE DE COPACABANA, ocorrida exatos dois anos antes. Para compreender as razões que levaram destacamentos do Exército e da FORÇA PÚBLICA a ocupar a então segunda maior cidade do País em 1924 é forçoso recuar ao crítico ano de 1922 e aos antecedentes da crise militar desse ano.  O historiador JOSÉ ALFREDO VIDIGAL PONTES, escreveu o livro “1922: O BRASIL SE REVOLTA”.
Comandada pelo GENERAL ISIDORO DIAS LOPES e com a presença em SÃO PAULO de destacados tenentes da revolta do FORTE DE COPACABANA, o movimento de ocupação da cidade começou às 3 horas da madrugada, com os TENENTES EDUARDO GOMES e JUAREZ TÁVORA assumindo o controle do 4º Batalhão de Cavalaria de SANTANA. Quando o dia amanheceu, diversas posições estratégicas tinham sido controladas pelos revolucionários, mas não todas as que estavam nos planos. No alvorecer, as tropas leais ao governo conseguiram retomar algumas posições perdidas, incluindo o quartel da FORÇA PÚBLICA na LUZ e o 4º Batalhão de Cavalaria de SANTANA, onde os irmãos JOAQUIM e JUAREZ TÁVORA, além de outros tenentes, ficaram detidos ao retornarem inadvertidamente.
Durante o dia os revoltosos conseguiram o controle das estações ferroviárias da LUZ, SOROCABANA e do NORTE. Entretanto, ao aproximar-se a noite, as tropas do governo ainda controlavam cinco pontos estratégicos na região central, além de outros redutos no IPIRANGA, CAMBUCI, PENHA e BELENZINHO. As posições no centro foram disputadas em combates sucessivos nos dias seguintes. Os governos se defendiam no PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSEOS, no 4º Batalhão da FORÇA PÚBLICA, na LUZ, na vizinha Estação Transformadora de Eletricidade da LIGHT, no QUARTEL-GENERAL do EXÉRCITO, próximo ao TEATRO MUNICIPAL, e o no prédio central do CORREIO. Lentamente, os revolucionários conseguiram alguns avanços, enquanto as tropas legalistas se reorganizavam preparando-se para um contra-ataque. O governo perdeu o controle do quartel da FORÇA PÚBLICA, na LUZ, consolidando o domínio dos rebeldes na estação ferroviária. No dia 8 de julho, CARLOS DE CAMPOS, presidente do Estado e leal defensor de ARTUR BERNARDES, abandonou o PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSEOS e saiu da cidade. Mesmo assim, ISIDORO chegou a cogitar na retirada, por vários e bons motivos: encontrou mais resistência do que imaginara e o apoio de outras unidades não ocorreu, além de saber que o governo faria uma contra-ofensiva assim que recebesse reforços de fora. Mas, como até o dia 10 de julho os insurretos conseguiam manter a ofensiva, a idéia da saída foi pelo menos adiada.
Nesse período, o prefeito FIRMIANO MORAIS PINTO permaneceu na cidade. Chamado para uma reunião com ISIDORO, tomou a palavra e disse, corajosamente, segundo relato do historiador AURELIANO LEITE: - Senhor general: como prefeito de SÃO PAULO, não reconheço nem acato o seu poder. Faço-o responsável por tudo quanto a população de SÃO PAULO já sofreu e venha a sofrer com a ação dos revoltosos. É preciso que Vossa Excelência seja humano para com a cidade indefesa em suas mãos”. Ao que o general retrucou: - Senhor prefeito: tome Vossa Excelência conta de sua cidade. Respeito e acato o poder legal de que Vossa Excelência se acha investido. Retirando-se em seguida para a prefeitura, FIRMIANO criou a GUARDA MUNICIPAL e a COMISSÃO DE ABASTECIMENTO, que garantiram o fim das pilhagens e o fornecimento de alimentos para a população. Mas a reação estava a caminho, assim como o aumento da perturbação para os habitantes da cidade. No dia 11 de julho, a artilharia legalista procurava atingir os pontos mais estratégicos em poder dos revolucionários: PARAÍSO, VILA MARIANA, LIBERDADE, BRÁS, BELENZINHO, MOÓCA e até áreas centrais como a Rua FLORÊNCIO DE ABREU sofreram pesado bombardeio. Ainda com o controle da cidade, mas conscientes de que os reforços das forças federais iriam aumentar, ISIDORO e o também rebelado comandante da FORÇA PÚBLICA, MIGUEL COSTA, decidiram sair da cidade na madrugada do dia 27, em uma operação de retirada exemplarmente bem organizada. De SÃO PAULO embarcaram para BAURU, entroncamento ferroviário estratégico no centro do Estado. De lá se dirigiram a MATO GROSSO, encontrando resistência e desviando-se para o PARANÁ, onde renderam vilarejos e cidades, e por fim acamparam em CATANDUVA, à espera dos aliados que vinham do RIO GRANDE DO SUL, liderados pelo CAPITÃO LUÍS CARLOS PRESTES. O encontro das duas milícias se daria no dia 12 de abril de 1925, dando início à célebre COLUNA MIGUEL COSTA-LUÍS CARLOS PRESTES, que percorreria boa parte do território brasileiro nos dois anos seguintes, escapando ao cerco das tropas do governo de ARTUR BERNARDES. Enquanto a ocupação em SÃO PAULO se desenrolava, diversas insurreições ocorreram em locais não previstos pelos articuladores, como em MATO GROSSO, no PARÁ, em SERGIPE e no AMAZONAS, a mais longa e radical de todas, com um mês de duração. Apesar da retirada bem-sucedida, sem novos combates, a revolução de 1924 deixou um saldo de mais de 500 mortos e 5 mil feridos, além de grandes prejuízos em residências, lojas e fábricas. E cerca de 200 mil pessoas saíram da cidade de SÃO PAULO durante a sua ocorrência. Os rebeldes choraram a morte de muitos companheiros, entre eles o TENENTE JOAQUIM TÁVORA, irmão de JUAREZ, um dos grandes articuladores da revolução, atingido mortalmente em combate pela posse de um quartel da FORÇA PÚBLICA. No dia 29 de julho de 1924 (ele está enterrado no cemitério CHORA MENINO), JÚLIO MESQUITA foi preso a mando de ARTUR BERNARDES e o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO proibido de circular. Em seguida foi levado ao RIO DE JANEIRO por trem, acompanhado dos dois filhos mais velhos, JÚLIO DE MESQUITA FILHO e FRANCISCO MESQUITA. O jornal só voltaria a circular em 17 de agosto, mas sob censura. JÚLIO MESQUITA ficou detido no HOSPITAL MILITAR da capital federal até meados de setembro, sem nunca ter sido formulada uma acusação formal contra ele. Anos depois o jornal ganharia uma ação judicial contra o governo federal ao contestar esta arbitrariedade.
O HOTEL ESPLANADA ficava na Praça RAMOS DE AZEVEDO, 254, atrás do Teatro Municipal. Na véspera da Revolução o luxuoso hotel sediou uma festa de arromba promovida pelo Consulado dos ESTADOS UNIDOS. O GENERAL ABÍLIO NORONHA, comandante das tropas estava presente. ABÍLIO foi preso no dia seguinte, ainda vestido com trajes de gala. Hoje o prédio abriga a sede da Companhia Brasileira de Alumínio. O Quartel-General da 2ª Região Militar ficava na Rua CONSELHEIRO CRISPINIANO. Era comandado pelo GENERAL ABÍLIO NORONHA, líder das tropas leais ao governo. De acordo com a professora ILKA STERN, autora de “BOMBAS SOBRE SÃO PAULO – A REVOLUÇÃO DE 1924”, NORONHA foi solto depois de negociações entre os dois lados. A antiga sede da Secretaria da Justiça e da Polícia ficava no PÁTIO DO COLÉGIO. O bombardeio do local assustou CARLOS DE CAMPOS, que fugiu para o interior com o seu gabinete. A região entre a Avenida SÃO JOÃO, Rua 7 DE ABRIL  e VALE DO ANHANGABAÚ ficou tomada por trincheiras. O Palácio dos CAMPOS ELÍSEOS era localizado na Avenida RIO BRANCO 1269, sede do governo estadual na época. Também foi intensamente bombardeado durante a revolução. Uma antiga usina termoelétrica guarda até hoje em sua torre as marcas de tiros e bombardeios, na Rua JOÃO TEODORO. Na Rua JAVARI, o antigo Cotonifício CRESPI, totalmente destruído durante os bombardeios. Esse prédio foi reconstruído e hoje deu lugar a um supermercado. O local do primeiro bombardeio foi o LICEU CORAÇÃO DE JESUS, localizado no quadrilátero das alamedas DINO BUENO, NOTHMANN, GLETE e BARÃO DE PIRACICABA.         


Nenhum comentário: