terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

21 DE FEVEREIRO DE 2016 - DOMINGO

DIA    V I N T E    E   UM   DE   F E V E R E I R O   DE    2016   –   D O M I N G O.
79 anos, 1 mês e 25 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 227º DO ANO 66º MÊS 8º
57 anos e 260 dias na PMESP.
57 anos e 11 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 428 DIAS – 492 868 horas.
52 anos e 167 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
27 anos e 343 dias no Posto de Coronel – 335 meses e 9 dias
10 265 DIAS - 24 anos e 69 dias na reserva.
4 anos e 228 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 814-259 612                           10 265-246 336                            10 530-251 868.
DIA DO BEM-AVENTURADO NATAL PINOT. Trabalhou como sacerdote no Hospital dos Incuráveis de ANGERS, no século XVIII. Expulso da igreja, exerceu o ministério clandestinamente e acabou sendo executado (guilhotinado) por isso. Nasceu em ANGERS, na FRANÇA, em 1747.

456 a. durante a madrugada do dia 21 de fevereiro de 1560, uma frota comandada por MEM DE SÁ, terceiro governador-geral do BRASIL, chega à GUANABARA para lutar contra os franceses que haviam tomado a região. Começava o sítio aos invasores que terminaria com um ataque em 15 de março. O combate durou 48 horas e os franceses foram derrotados. Relato feito por MEM DE SÁ após o conflito no RIO DE JANEIRO: “Tendo o inimigo respondido com arrogância à minha primeira intimação, fiz atacar o forte no dia 15 de março, e o combate não cessou até que a vitória se pronunciou a nosso favor. A perda do inimigo foi considerável, a nossa pouco importante. As minhas forças consistiam em 120 portugueses, 18 soldados bisonhos, que ainda não tinham visto o fogo.”
372 a. um violento incêndio ocorre na cidade do PANAMÁ, em 21 de fevereiro de 1644, destruindo grande parte da zona urbana.
339 a. falece BARUCH SPINOZA. As palavras abaixo são de Baruch Spinoza - nascido em 1632, em Amsterdã, falecido em Haia em 21 de fevereiro de 1677. Spínoza foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. Era de família judaico-portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.
Acredite, essas palavras foram ditas em pleno Século XVII.
DEUS SEGUNDO SPINOZA (Deus falando com você)
"Pára de ficar rezando e batendo no peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.
Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho... Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?
Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.
Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?
Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.
Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.
Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.
Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno. Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendeste?
Pára de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.
Pára de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam. Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.
Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações? Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro... aí é que estou, batendo em ti."
Einstein, quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.
226 a. nasce ANTÕNIO LÓPEZ DE SANTA ANNA, presidente do MÉXICO, em 21 de fevereiro de 1790.
221 a. nasce FRANCISCO MANOEL DA SILVA, compositor brasileiro, em 21 de fevereiro de 1795.
203 a. forças do GENERAL BELGRANO vencem as do GENERAL TRISTÃO na BATALHA DE SALTA, em 21 de fevereiro de 1813. Essa batalha foi decisiva para a independência da ARGENTINA.
194 a. GUATEMALA se une voluntariamente ao MÉXICO, em 21 de fevereiro de 1822. Os dois países se separariam mais tarde.
164 a. falece o escritor russo NICOLAI VASSÍLIEVITCH GÓGOL no dia 21 de fevereiro de 1852. Nasceu em 19 de março de 1809, na província de POLTAVA, UCRÂNIA. Sua biografia consta de minhas memórias por ocasião do lançamento de seu nascimento.
158 a. um forte tremor de terra destrói a cidade grega de CORINTO, em 21 de fevereiro de 1858.
141 a. nasce aquela que foi a mulher mais idosa do mundo, de acordo com o livro GUINESS - JEANNE CALMENT, em 21 de fevereiro de 1875.
120 a. GUERRA DE CUBA: os patriotas são derrotados no lugar conhecido como OLHO DE ÁGUA, em 21 de fevereiro de 1896.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 21 de fevereiro de 1898: passou no sábado o 30º aniversário da batalha naval e passagem de HUMAITÁ. Dos oficiais que tomaram parte nesse combate ainda vivem os vice-almirantes EDUARDO WANDENKOLK e JOAQUIM ANTÔNIO CORDOVIL MAURITY; JOSÉ LUIZ TEIXEIRA e ARTHUR DE JACEGUAY, estes dois últimos reformados; CONTRA-ALMIRANTE DIONYSIO MANHÃES BARRETO. CUSTÓDIO JOSÉ DE MELLO, JOÃO CÂNDIDO BRAZIL. CAPITÃES-DE-MAR-E-GUERRA JOAQUIM MARQUES BAPTISTA DE LEÃO, HENRIQUE PINHEIRO GUEDES e ANTÔNIO FRANCISCO VELHO JÚNIOR.
DEOCLECIANO MARTYR requereu hábeas-corpus ao juiz federal, alegando estar preso em cárcere privado e teve o seguinte despacho: requeira à Justiça local.
RIO – há notícia de BUENOS AIRES dizendo que o governo argentino restabeleceu as quarentenas para as procedências do porto de SANTOS, porque constou que o vapor MIRELLA, que daí saiu, tem doentes a seu bordo, com febre amarela.
Jornais ingleses publicam que o processo de ZOLA pode causar uma revolução em FRANÇA, porque tem um caráter de conflito militar.  
116 a. nasce PIETRO MARIA BARDI em 21 de fevereiro de 1900.
115 a. Assembléia Constituinte Cubana promulga a primeira Constituição do país em 21 de fevereiro de 1901.
111a. em que telegramas do teatro de guerra, de 21 de fevereiro de 1905, diziam que os russos haviam bombardeado em 17 de fevereiro de 1905 uma linha japonesa. No ataque noturno, contra as avançadas do exército do GENERAL OKU, a infantaria russa foi rechaçada. 
108 a. continuava o Inquérito sobre o atentado contra o MARECHAL HERMES DA FONSECA, ministro da Guerra. No dia 20 de fevereiro de 1908 foi ouvido o SARGENTO VASCONCELLOS. No dia seguinte seria ouvido o TENENTE GENTIL MENDES TAVARES. O marechal continuava recebendo telegramas de felicitações.
105 a. (REVOLTA DO HAITI) As tropas do governo massacram numerosos habitantes, sem razão alguma, em 21 de fevereiro de 1911. Maltrataram um cidadão francês e mataram-lhe o filho. Os oficiais são impotentes para conter os seus subalternos indisciplinados.
103 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 21 de fevereiro de 1913: LONDRES – Duas mulheres foram hoje a julgamento por atentados, promoveram desordens no tribunal. Diversas sufragistas lançaram pastas de algodão embebidas em querozene, acesas no pavilhão de KEWGARDENS. As sufragistas foram presas.
102 a. um grupo de bandoleiros invade acidade chinesa de LICHUAN, em 21 de fevereiro de 1914. Mais de mil pessoas são assassinadas.
101 a. inaugurada a Exposição Universal de SÃO FRANCISCO, ESTADOS UNIDOS, em 21 de fevereiro de 1915.
100 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: os Exércitos alemães desencadeiam uma forte ofensiva sobre VERDUN, em 21 de fevereiro de 1916. Começa uma batalha que causou a morte de 700 mil pessoas nos campos e bosques da região de LORENA. É considerada uma das mais longas e devastadoras da Primeira Guerra Mundial. Os combates se estenderiam por dez meses. Ao final, a FRANÇA conseguiu repelir a ofensiva alemã ao seu território.
  97 a. KURT EISNER, primeiro ministro da República da BAVIERA, é assassinado em 21 de fevereiro de 1919.
 88 a. nasce ARIEL SHARON em 21 de fevereiro de 1928. Foi primeiro-ministro de ISRAEL. Líder da extrema direita e fundamentalista, pretendia incorporar, em desafio à ONU e com o apoio dos EUA, os territórios conquistados na guerra de 1968, através do terrorismo de Estado contra as populações civis palestinas.
  87 a. governo francês nega asilo político a LEON TROTSKI, em 21 de fevereiro de 1929.
  83 a. nasce NINA SIMONE, em 21 de fevereiro de 1933, cantora e pianista norte-americana.
  82 a. da morte do líder terrorista SANDINO, em 21 de fevereiro de 1934.
  82 a. parte do exército cubano se revolta contra o governo do GENERAL CARLOS MENDIETA, em 21 de fevereiro de 1934. A rebelião foi rapidamente sufocada.
  79 a. nasce HARALD V, rei da NORUEGA, em 21 de fevereiro de 1937.
  72 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: o GENERAL TOJO é nomeado Chefe do Estado Maior Imperial Japonês, em 21 de fevereiro de 1944.
  71 a. da TOMADA DE MONTE CASTELLO. A façanha da conquista de MONTE CASTELLO em 21 de fevereiro de 1945 é, de direito, a vitória de maior valor moral da FEB. A batalha em torno da posição de MONTE CASTELLO demandou três longos meses e a resistência alemã naquele local e na linha de alturas que ia desse ponto até BOLOGNA tinha o objetivo de impedir que os ALIADOS atingissem o VALE DO RIO PÓ, planície dotada de vias de comunicação e transporte que dariam avanço rápido às tropas motorizadas e ao avanço mais rápido para a vitória. O primeiro dia de operações foi em 24 de novembro de 1944 e repetiu-se nos dias 25 e 26 de novembro. A operação de início ao fim custou 142 baixas entre mortos e desaparecidos, além de centenas de feridos. No ataque final a tropa escolhida foi o REGIMENTO SAMPAIO, com três batalhões e artilharia acompanhante. O plano de ataque foi preparado pelo então tenente-coronel HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO. O ataque se iniciou às 5:30 horas daquele dia e com apoio total do nosso 1º Grupo de Aviação de Caça, o grupo “SENTA A PÚA”. O inimigo era experiente e combativo e resistiu ao máximo de suas forças até às 17:30 horas, quando um pelotão de fuzileiros comandado pelo tenente NOGUE VILAR DE AQUINO atingiu o objetivo mais elevado e os seus ocupantes alemães foram se rendendo. Naquele dia houve, ainda, resistência em várias posições e tentativas de contra-ataque inimigo, além da necessidade de limpeza do terreno das minas e explosivos e cargas de demolição lá deixadas pelo inimigo em fuga e além de bombardeios da artilharia alemã. Depois de três longos meses de luta, fracassos, sofrimentos, esforços e mortes, a vitória de MONTE CASTELLO classifica-se como a de maior valor moral da FEB.  
  71 a. países da União Panamericana, com exceção da ARGENTINA e EL SALVADOR reúnem-se no México, em 21 de fevereiro de 1845, para uma Conferência, em que se cria a LIGA DAS NAÇÕES AMERICANAS.
  67 a. uma emissora de QUITO transmite a GUERRA DOS MUNDOS, de WELLS, em 21 de fevereiro de 1949.
  59 a. é criado em HONDURAS o Departamento de GRAÇAS A DEUS, em 21 de fevereiro de 1957.
  57 a. lembranças de 21 de fevereiro de 1959 (sábado): minhas atividades neste sábado foram inicialmente as de Plantão da Escola de Oficiais, que não constou nenhuma novidade, embora fosse meio horrível ficar das 4 às 6 horas da madrugada, de pé, no saguão da E.O., andando de um lado para outro. Depois do meu serviço tomei café com mingau no rancho da E.O. e em seguida estou pronto para o expediente desta data. Inicialmente houve Ordem Unida para o 1º CP. O 2º TENENTE GIRALDES teve de dar Ordem Unida para o 2º CP, em virtude do 2º TENENTE TORQUATO estar de GALA e deixou para dar Ordem Unida para o 1º CP: SÉRGIO PENTIOCINAS, ARLINDO DE MOURA, ELISEU SALGADO ROCHA e eu. Até às 8:30 horas demos tal Às 9 horas houve formatura e desfile. Juraram bandeira dois novos tenentes da Força Pública, sendo que um eu o conheço, é o ABATE.
Às 10:30 horas fomos para a classe. Ali o TENENTE GIRALDES continuou explicando coisas de Instrução Geral, que para mim já são conhecidas. Tudo transcorreu muito depressa neste sábado, aqui no CFA, e ainda passou mais depressa em virtude das conversas que tive com CARLOS SLIKTA, ANTÔNIO CARLOS MENDES, NILSON GIRALDI, AMÉRICO SALVATO.
Saí do CFA com o NILSON GIRALDI. Íamos buscar nossas jaquetas que ficaram prontas hoje. Pela última vez estava eu trajado de 3º Sargento, embora já seja aluno oficial a questão de 11 dias. Fui na Alfaiataria INDEPENDÊNCIA e o GIRALDI na TIRADENTES. Ambas ficam na Rua JOÃO TEODORO, bem próximas. GIRALDI ficou na cidade e vim para meu lar.
Meus primeiros afazeres em casa foram arrumar o quepi, colocando o distintivo de aluno-oficial, e arrumar a jaqueta, pondo nela as “igrejinhas”. Agora já estou livre da farda de 3º Sargento que não ficava nada bem em mim após ter entrado para a EO.
O resto deste sábado passei descansando porque ontem quase não dormi em vista do serviço que tirei, e num dos piores quartos, o terceiro, escolhido pelo ELISEU, que é veterano.
Veio a noite. Dei aula para os soldados CARLOS JAIME e NELSON CABRAL e para o CABO ALVES. Foi uma aula de aritmética que lhes ensinou muita coisa, terminando somente às 22 horas. ALVES tem já certo conhecimento e é muito fácil ensinar-lhe matéria nova porque ele a assimila.
MARIA estava passando minha nova farda de aluno oficial e fomos deitar bem tarde. Nesse sábado sentia-me perfeitamente a vontade, mas precisava descansar, tendo feito tal depois da meia-noite.   
  57 a. nasce o ator gaúcho WÉRNER SCHÜNEMANN, que interpretou o personagem BENTO GONÇALVES na minissérie global A CASA DAS SETE MULHERES, no dia 21 de fevereiro de 1959. É também roteirista e diretor de cinema. Principal figura masculina da trama na minissérie, ele encarna o líder da Revolução Farroupilha – 1835 – 1845 -, movimento que tentou implantar a República e abolir a escravidão no RIO GRANDE DO SUL. Em 2001, participou do filme NETTO PERDE SUA ALMA. Na pele do general ANTÔNIO DE SOUZA NETTO, que proclamou a independência da província, ele impressionou o diretor da rede GLOBO JAYME MONJARDIM.
  56 a. em que o líder cubano FIDEL CASTRO acenava com a nacionalização das empresas instaladas no País, depois da reforma agrária empreendida em 1959. Inspirado pelo socialismo soviético, FIDEL CASTRO em 21 de fevereiro de 1960, acreditava que toda propriedade privada deveria ser abolida. A estatização em massa, porém, deveria levar os ESTADOS UNIDOS a romper relações com a ilha.
  53 a. um terremoto destrói a cidade libanesa de BARCE, causando a morte de mais de 500 pessoas, em 21 de fevereiro de 1963.
  52 a das anotações feitas em 21 de fevereiro de 1964 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 8º - DIA 227º - 5 anos e 261 dias na FORÇA PÚBLICA – 168 dias como ASPIRANTE – 155 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Continuam as atividades na Secretaria do BG. Logo de manhã a equipe de carpinteiros começaram a providenciar a construção do tabique que irá separar a Secretaria de seu arquivo. O SARGENTO MONTEIRO é o encarregado das instalações elétricas.
Por efeito de promoção, o MAJOR FLÁVIO GRECHI foi classificado no QUARTEL GENERAL. Como hoje se apresentou o 1º TENENTE MANCUSI, novo médico do BG, temos as despedidas do MAJOR Méd GRECHI.
O 2º TENENTE MÁRIO TOLEDO DE CAMARGO foi transferido para o 10º BP e nessa data também nós nos despedimos dele.
Nas arrumações da Secretaria temos um desastre. Cai o tabique em cima de três armários, esparramando livros e papéis e quebrando os vidros e as portas dos armários. Isso é algo que vai atrapalhar bastante o ritmo da Secretaria.
Apesar de tudo meus amanuenses encerram o problema da documentação dos sargentos que estão para ser promovidos; o SARGENTO LOPES faz a cópia dos assentamentos do SOLDADO ARNALDO ANDRADE, que será submetido a Conselho de Disciplina; o SARGENTO SEVERINO descascou alguns “abacaxis” no arquivo e meu correspondente “matou” todos os documentos que se lhe apresentaram, inclusive o ofício de apresentação de três soldados transferidos para o 6º Batalhão Policial.
O TENENTE-CORONEL NÓBREGA está comemorando mais um aniversário e os oficiais do BG dão-lhe um almoço nesta data. Essa refeição serviu para reunir a oficialidade begeina e até os aspirantes estiveram irmanados no mesmo espírito de fraternidade que reúne os mais antigos da Unidade.
Dou aula de Português e somente às 16:30 horas deIxo o BG.
Por ter passado um dia  cheio no quartel, quero apenas descansar em meu lar. À noite assisto o CLUBE DOS ARTISTAS na televisão, bem como alguns outros programas sem grande importância.  
  51 a. do assassinato do líder negro MALCOM X, um dos mais radicais dos ESTADOS UNIDOS, em 21 de fevereiro de 1965. Era presidente da organização negra Pró Unidade África-América.
  51 a. das anotações feitas em 21 de fevereiro de 1965 (domingo). ANO 15º - MÊS 8º - DIA 227º - 6 anos e 262 dias na FORÇA PÚBLICA - 274 dias como 2º TENENTE - 521 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Vou à POÁ nesta manhã. Levanto cedo e embarco no trem as 9 horas. Durante a viagem, recordo muita coisa que já passou, tendo em vista que a terra poaense tem para mim muitos quadros formidáveis. Agora que sou segundo-tenente, secretário de um Batalhão, dando aulas à tarde e à noite, nada posso recordar e divagar durante os dias.
Na terra poaense, vou até a Delegacia local, passando pelo bar do senhor DUARTE. Ali me encontro com os SOLDADOS FLORISBELO e ÉLSIO e eles me contam que nesta madrugada quinze elementos de SÃO MIGUEL PAULISTA estiveram em POÁ e quiseram acabar com o baile do POAENSE. Houve tiroteio e o SOLDADO FLORISBELO foi obrigado a disparar uma metralhadora para conter os rebeldes.
São quase 11 horas quando há um atropelamento na Avenida 9 de Julho. Dona ODILA, filha de Dona MARIQUINHAS (tia por parte do tio ANZELINO), atropela um homem com um menor de idade. A polícia toma as providências necessárias. As vítimas recebem ferimentos leves.
Com meus pais, almoço. Meu irmão também está em casa e assim, com a família reunida, vamos passar uma boa parte do domingo.
São 19:24 horas quando deixo o lar de meus pais, onde tudo vai bem, retornando para SÃO PAULO. Passo pelo BATALHÃO DE GUARDAS e pouco após às 21 horas, estou chegando em casa.
  50 a. das anotações feitas em 21 de fevereiro de 1966 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 8º - DIA 226º - 7 anos e 262 dias na FORÇA PÚBLICA - 639 dias como 2º TENENTE - 886 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tal como aconteceu ontem, deito assim que chego em casa e somente vou levantar na hora do almoço.
Uso o dia todo para descansar, muito embora as crianças sempre façam barulho. As emissoras fazem um balanço total de todos os acontecimentos durante essas datas. Entre o sábado e o domingo tivemos o seguinte: 20 casos fatais - 18 sindicâncias - 34 inquéritos - 207 ocorrências e 247 detenções.
Neste ano não temos fantasias. O povo quer liberdade de movimentos e encontramos nos salões: "saint-tropez", bermudas e muito umbigo de fora. O respeito pela moral é coisa que não existe no carnaval. As mulheres perdem o pudor e deixam que se cometam muita coisa que, em situação diferente, seria verdadeiro escândalo.
Há de tudo nestes três dias. Há os que os aproveitam para descansar de um eterno cansaço, que os prende à vida. Há quem se retira, indo para os campos ou para o mar, variando um pouco. Há mesmo quem se fecha nos retiros. Há, porém, quem se derrama, quem se debocha, quem se enlameia, permitindo-se de tudo, como se as regras de educação, da moral e da compostura não existissem.
Assisto televisão também, principalmente aqueles programas que minha mulher acompanha.
Ao chegar a noite, permaneço em casa até quase 22 horas. Mais uma vez torno a sair e repetir aquilo que fiz no sábado e no domingo. Mais uma vez tomo o trem das 23:05 horas. Faço uma viagem amolada por causa de um sujeito que mora em XV DE NOVEMBRO. Veio me contar sobre a compra e venda de um terreno, onde há falsificação de assinatura, etc, etc.
Na Praça dos Expedicionários, em terra poaense, vou-me encontrar com o 3º SARGENTO OSVALDO, Comandante do Destacamento Policial e várias praças: VIANA, EXPEDITO, FLORISBELO, MIGUEL e muitos outros.
Vou passar a terceira noite carnavalesca da mesma maneira que as outras duas: rondando salões onde se processam bailes - CONCÓRDIA (o melhor da cidade) - POAENSE (hoje bem ruinzinho) e JUVENTUDE (o que há de pior ali se concentra).
Abstenho-me de tomar parte em ocorrências. Fazem-na os integrantes da polícia de POÁ. Ainda me abstenho de bebidas e de quaisquer outros tipos de aventuras. Quero apenas observar as brincadeiras, verificando o certo e o errado. Várias ocasiões surgiram para que eu as aproveitasse. Não desejo sair da trilha que venho conservando.
Assim permaneço até o final da noite. Assisto o término dos bailes e, conversando com os SOLDADOS FLORISBELO e BOQUITA, espero o ônibus das 5:25 horas, que me leva de volta a SÃO PAULO. 
  50 a. GENERAL DE GAULLE anuncia que a frota francesa do MEDITERRÂNEO ficará desligada da OTAN e que não serão armazenadas armas atômicas norte-americanas nas bases francesas, em 21 de fevereiro de 1966.
  47 a. das lembranças de 21 de fevereiro de 1969 (sexta-feira): na comemoração de meus oitocentos dias de 1º TENENTE da Força Pública, iniciarei uma nova luta, após o transcorrer de minhas férias. Sei que dentre mais alguns dias serei transferido para o 11º Batalhão Policial, juntamente com todo o pessoal do ostensivo. Nunca servi no 11º BP. Sua sede fica na LIBERDADE, no mesmo prédio onde trabalhei em fins de 1967, quando de minha transferência para o 12º BP. Portanto essa nova transferência não acarretará surpresas. Nesta data levanto cedo. Escrevo até quase às 10 horas. Às 11 horas, vou para o ponto de ônibus e, logo mais estou a caminho de São Paulo. Chego cedo no quartel. O CAPITÃO CAMILO DIAS DOS ANJOS, sub-comandante interino, determina que eu reassuma a Chefia da SJD. Não retornarei por enquanto ao 8º Distrito Policial. Lá ficará o ASPIRANTE A OFICIAL TOGNETTI até o momento em que o policiamento ostensivo for para o 11º BP.
O CAPITÃO CAMILO manda-me à Companhia Telefônica Brasileira, na Rua 7 de Abril, a fim de saber algo acerca de um telefone que, consta como instalado no Batalhão mas, que, na realidade, não existe. Isso é algo que me faz perder algumas horas na CTB. Dona ALICE, uma senhora atenciosa, resolve meu problema.
Passo pela sede da 1ª Companhia, lá no Pátio do Colégio. Encontro o CAPITÃO OSVALDO CORDEIRO e ASPIRANTE A OFICIAL TAVARES. Explico ao comandante da subunidade a minha situação.
Na SJD, resolvo com o Comandante ALTINO o problema de Conselhos de Disciplina. Na semana que vem, já serão instalados os primeiros. O IPM do soldado ÉMERSON DE BARROS está no fim. Chega hoje o Auto Complementar ao Corpo de Delito, finalmente encaminhado pelo Hospital Militar. Os outros problemas da SJD ficarão para a semana que vem.
No quartel, o MAJOR SIDNEY GIMENEZ PALÁCIOS continua preso. Está bastante revoltado com essa situação. Às 19 horas, deixo o 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”. Regresso a GUARULHOS.
Mais tarde, às 21 horas, recebo a visita do CABO ISMAEL. Com o mesmo vou à casa do soldado BARLETA, no PICANÇO. O rapaz não está. DONA JOANA é quem nos atende.
Em casa, assisto um bom filme no canal 9 – CULPADO OU INOCENTE? Com o julgamento de uma atriz, acusada de ter matado o seu marido. Na verdade, o crime fora cometido pela sua filha, apaixonada pelo padrasto.  
  46 a. falece o deputado federal MONSENHOR ARRUDA CÂMARA no dia 21 de fevereiro de 1970. Nasceu em 8 de dezembro de 1905.
  44 a. RICHARD NIXON e MAO TSE-TUNG fazem uma entrevista em PEQUIN, iniciando uma fase de relações que chegará ao ingresso da CHINA POPULAR na ONU, em lugar da CHINA NACIONALISTA, em 21 de fevereiro de 1972..
  41 a. do retorno de uma viagem que fiz à ANÁPOLIS, com LUCINDA, em 1975. Das anotações de 21 de fevereiro daquele ano: “02h40min, estamos em MINAS GERAIS, município de PRATA. Às 4h35min, LAGOA SECA, divisa de MINAS com SÃO PAULO. 05h30min, atingimos o município de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Às 07h35min, alcançamos ARARAQUARA. Visitamos a cidade. 10h25 min, VALINHOS. Chegada em GUARULHOS – 12h15min. Levamos dona IRACEMA à sua residência. JOÃO FACHINI despede-se de nós. Acaba a rumorosa viagem a GOIÁS. Ficam duas histórias que merecem ser pensadas: a morte do rapaz que foi assassinado em meu lugar e uma outra execução, numa boite de ANÁPOLIS, onde também pistoleiros estavam à procura de uma pessoa que tinha chegado recentemente de São Paulo. 19 horas – visitamos a casa de móveis do DJALMA CONCOURD. Procuramos o JOÃO ALFREDO COLONNA e o ÉDSON FURLAN”.
  37 a. das anotações de 21 de fevereiro de 1979: logo cedo LUCINDA corre com os documentos dos seus familiares. Vamos à casa de sua mãe ESMERALDA buscar a sua Carteira de Identidade. Em seguida passamos pelo Banco MERCANTIL para pegar os da sua irmã MARGARIDA (ela trabalha nessa agência bancária). Essa corrida atrás de documentos é feita para instruir processo que alguém da família está montando a fim de tentar rever bens deixados por RAPHAEL INDALÉCIO, avô da LUCINDA.
LUCINDA fica na VILA BUENOS AIRES e eu vou até POÁ. Minha mãe não me esperava neste dia. Ali permaneço até 17 horas. Regresso com chuva. LUCINDA me aguarda na casa de sua irmã ESMERALDA. Com trânsito péssimo, regressamos a GUARULHOS.
Pela TV – JORNAL NACIONAL – assisto a questão MDB x REYNALDO DE BARROS. O Partido não quer aceitá-lo como prefeito.
Pelo campeonato paulista: JUVENTUS 2 x GUARANI 1.
Presidente GEISEL completa mil horas de vôo.
As comemorações do 34º Aniversário da TOMADA DE MONTE CASTELO.
O quinto dia da Guerra CHINA x VIETNÃ.
Um vulcão entra em erupção na INDONÉSIA.  
  36 a. falece o CORONEL PM Ref OSVALDO SPÁRTACO FABBRI, em 21 de fevereiro de 1980.
  34 a. GUILLERMO RODRIGUEZ é assassinado na GUATEMALA, em 21 de fevereiro de 1982. Era candidato à presidência pela social-democracia.
  32 a. ex-presidente argentino LEOPOLDO F. GALTIERI é detido e posto à disposição das forças armadas, em 21 de fevereiro de 1984.
  32 a. morre MIJAIL SHOLOJOV, em 21 de fevereiro de 1984. Escritor russo, Prêmio NOBEL DE LITERATURA (1965)
  31 ANOS e 9 MESES que estamos morando na casa da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO.
30 a. da posse do Cel. THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO no cargo de COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR do Estado de SÃO PAULO, no dia 21 de fevereiro de 1986. Nomeado por decreto de 20 de fevereiro de 1986. Substituía o Coronel NILTON VIANNA. Foi exonerado por decreto de 15 de março de 1987 e substituído pelo Coronel ADOLFO SEGURA DE CASTRO.
28 a. No dia 21 de fevereiro de 1986: há um ano atrás, numa magnífica solenidade na APMBB, o CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO recebia o Comando Geral da PMESP das mãos do CORONEL PM NILTON VIANNA. Os coronéis NILTON VIANNA e ADOLECIR PUGLIA passavam para a reserva.
Anotações de 21 de fevereiro de 1987: Folha da Tarde deste sábado: CAPITÃO PM CONTE vai responder a Inquérito na PM para apurar sua participação no desfecho do seqüestro da menina TÁBATA, em MOGI DAS CRUZES. Na última página, o jornal publica “CONTE FALA DO SEQUESTRO”. Critica o Secretário da Segurança Pública. EDUARDO MUYLAERT considerou inadmissível um deputado deixar suas funções para participar de uma operação policial.
13 horas: o PM BATISTA vem me buscar para uma visita à minha mãe no Hospital SANTA CATARINA. O médico que operou sua vista quer tirar um minúsculo ponto que ainda ficou no olho. Ali encontro meu irmão CARLOS e o ADALVO, meu genro. Minha mãe retornará, na semana que vem, à sua casa. Deixará o Cenáculo de NOSSA SENHORA e voltará para POÁ. A casa dela está vazia porque o inquilino saiu há dias.
LUCINDA resolve visitar sua irmã ESMERALDA. Quando estamos saindo, vemos chegar botijões de gás num depósito. É uma correria porque hoje é o nono dia da greve dos engarrafadores de gás. Esses botijões que estão chegando no depósito foram engarrafados pelos bombeiros. Ainda pegamos um botijão para a DORA, cunhada da LUCINDA.
Passamos algumas horas na VILA BUENOS AIRES. Com o Sr JOSÉ assisto os noticiosos da GLOBO: a menina TÁBATA saiu hoje do hospital, indo para sua residência.
Retornando a GUARULHOS, PAULO CÉSAR vai à festa dos oito anos do JUNIOR, filho de dona EMÍLIA, nossa vizinha da frente.
Ainda leio “A RAINHA ESTRANGULADA”, de MAURICE DRUON. É o segundo volume da coleção OS REIS MALDITOS.
Na PRAÇA HERÓIS DA FEB tivemos hoje uma solenidade ao dia consagrado às comemorações das vitórias da FEB na segunda Grande Guerra.
29 a. quatro mil soldados sírios entram em BEIRUTE oeste no dia 21 de fevereiro de 1987, após uma semana de duros combates.
28 a. da TRAGÉDIA NO BAIRRO DA ABOLIÇÃO, no RIO, quando um prédio de três andares veio abaixo, por causa das chuvas, em 21 de fevereiro de 1988.
27 a. do assassinato do banqueiro do jogo–de–bicho WÁLTER DE OLIVEIRA SPINELLI, o “MARECHAL”, em 21 de fevereiro de 1989.
25 a. transf. reserva : Cel. OCTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA, em 21 de fevereiro de 1991.
25 a. CHECOSLOVÁQUIA ingressa no Conselho da EUROPA e se converte no 25º membro da organização, em 21 de fevereiro de 1991.
24 a. falece dona CAROLINA CERQUEIRA DOS SANTOS, proprietária da carta de amor encontrada no METRÔ. Ela morreu no dia 21 de fevereiro de 1992.
20 a. morre MORTON GOULD, compositor e maestro norte-americano, em 21 de fevereiro de 1996.
19 a. falece DONA ORMINDA, em POÁ, no dia 21 de fevereiro de 1997. Ela completou CEM ANOS em 10 de janeiro de 1997. 
19 a. transf. reserva: Cel. ANTÔNIO GALVÃO LEAL DE QUEIROZ, no dia 21 de fevereiro de 1997. Outras anotações nesta data: com temperatura de 28 graus, nesta sexta-feira, subo a Rua LUIZ SARRACENI e vou embarcar no EXPRESSO BRASILEIRO. Desço na Rua GUAIANASES. Ainda não está funcionando o Terminal da Praça PRINCESA ISABEL. Vou à FIRMA ORIENTAL para verificar uma aula para hoje. Não dá certo. Talvez realizemos a palestra na semana que vem. Converso com vários oficiais na AORPM sobre o escândalo dos Títulos Públicos. O prefeito CELSO PITTA aceitou hoje o afastamento do coordenador da Dívida Pública de SÃO PAULO, WÁGNER BATISTA RAMOS, envolvido na trapaça. A denúncia das operações de empresas envolvidas foi feita em 30 de setembro de 1996, três dias antes do primeiro turno da eleição PITTA dizia na oportunidade que a denúncia era eleitoreira e falsa. O JORNAL DA TARDE publicava a primeira reportagem sobre o assunto em 28 de setembro. Somente em 26 de novembro o Senado decidiu criar uma CPI para investigar as operações com títulos públicos. Também comentamos a notícia dada sobre as condições dos presos do 78º DP onde muitos vivem dependurados em redes. São os presos “aéreos”. A conversa também pende para a OPERAÇÃO CENTRO. A PM espanta os desocupados e os meninos de rua para a periferia.
Acompanho CARMELO até a agência do BANESPA – CCB, apresentando-o ao gerente FERNANDO. Quer ele transferir sua conta da agência da LUZ para esta da SÉ.
No MMDC mantenho contato com o 1º GBS. Está demorando muito o encaminhamento do Laudo Pericial dos bombeiros, realizado em 24 de janeiro, quando vieram consertar os estragos causados pela queda de placas de reboque do EDIFÍCIO REGINA em 22 de janeiro. O CORONEL CANAVÓ esteve hoje cedo na Solenidade do Comando Sudeste, por ocasião do 52º Aniversário da TOMADA DE MONTE CASTELO. Mais tarde ele visita o Superintendente do ISEPP – Instituto Superior de Estudos Previdenciários e Profissionalizantes – JOÃO LUIZ DE FREITAS VALLE. Pede-me ele o auxílio da PM para sua senhora, LIZETE SALES DE MEDEIROS, gerente do INSS de JUNDIAI, que quer moralizar as filas das agências. Entro em contato com o MAJOR PM SABATINI, sub-cmt do 11º BPMI, e com o CAPITÃO PM VÍCTOR, que comparece ao INSS de JUNDIAÍ. Antes, telefonara para o Chefe do EM-CPI, TENENTE-CORONEL PM JOSIAS.
Comenta-se o envolvimento do filho do Secretário de Segurança Pública, JOSÉ NEREU AFONSO DA SILVA, de 26 anos, numa ocorrência de trânsito com vítimas. Os PMs do 3º BPTran que atenderam o caso não levaram as partes à delegacia.
O arquiteto JOSÉ PAULO BASILE RIVELLI, de 55 anos, foi baleado hoje de madrugada quando estava parado com o seu SANTANA no farol da Avenida BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO com a Rua BATATAIS, no JARDIM AMÉRICA. Quando deu entrada no Hospital das Clinicas sofreu uma parada cardíaca e veio a falecer. Um único tiro atingiu o rosto de RIVELLI e saiu pelo pescoço.
A atriz americana ELIZABETH TAYLOR foi operada ontem para a remoção de um tumor no cérebro. Está se recuperando no Hospital CEDARS-SINAI em LOS ANGELES. Vai permanecer sob terapia intensiva durante 24 horas. Poderá receber alta na próxima quinta-feira, dia 27, data do seu 67º aniversário.
O frade capuchinho DAMIÃO DE BOZZANO, de 98 anos, continua em estado grave no Hospital PORTUGUÊS, no RECIFE.
Três PMs do Batalhão Florestal do RIO morrem num treinamento de rapel (descida com cordas em pleno vôo) quando as cordas arrebentaram.
A francesa JEANNE CALMENT, que segundo o Livro dos Recordes é a pessoa mais velha do mundo, comemorou hoje 122 anos com direito a bolo de chocolate e centenas de cartões de parabéns remetidos de vários países. Embora esteja cega, quase surda e presa a uma cadeira de rodas, JEANNE mantém incrível bom-humor, ótimo apetite e vai ao cabeleireiro uma vez por semana.
18 a. das anotações feitas em 21 de fevereiro de 1998: uso esse sábado de carnaval para me restabelecer da gripe de verão. Lendo minhas memórias, na biblioteca, verifiquei que nessa época do ano, já tive esse problema de gripe por várias vezes. Leio o DIÁRIO POPULAR e o JORNAL DA TARDE. Coloco em dia meu diário, atrasado pela doença. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA trabalha na construção sobre a loja de casa. Cai um temporal na zona leste e o córrego ARICANDUVA transborda mais uma vez. A TV mostra o primeiro dia de carnaval: o GALO DA MADRUGADA, no RECIFE; a TROPICÁLIA e a TIMBALADA, na BAHIA-SALVADOR; a BANDA MOLE, na BAIXADA SANTISTA; o SAMBÓDROMO, no ANHEMBI, onde as escolas do Grupo Especial desfilarão hoje à noite (a X9 PAULISTANA, campeã de 1997, abre o desfile às 20:30 horas); a MARQUÊS DE SAPUCAÍ, no RIO, recebe as escolas de Grupo de Acesso.
Na casa do senhor JOSÉ BOARÊTTO e dona MARIA comemora-se os quinze anos da LILI (ela fez aniversário no dia 18 último). A TUQUINHA, filha de dona ANTÔNIA, vem pagar a primeira prestação de um empréstimo que fiz na Cooperativa Militar para ela, em meu nome. Na biblioteca, durante este sábado, fiz um retrospecto de minhas memórias, relendo: 12 a 25 de fevereiro de 1985 a 1988; 19 a 25 de fevereiro de 1992 a 1997.
Pelo campeonato paulista tivemos: PORTUGUESA 1 x UNIÃO SÃO JOÃO 0; JUVENTUS 3 x ITUANO 1; GUARANI 3 x INTERNACIONAL 0. SÃO JOSÉ 1 x PORTUGUESA SANTISTA 0; MATONENSE 3 x MOGI MIRIM 2; ARAÇATUBA 2 x RIO BRANCO 1.
GUSTAVO KUERTEN foi eliminado do TORNEIO DE MENPHIS pelo norte-americano MICHAEL CHANG. CHANG decide o título diante do vencedor da partida entre o chileno MARCELO RÍOS e o australiano MARK PHILIPOUSSIS.           
17 a. das anotações feitas em 21 de fevereiro de 1999: neste domingo não estou bem de saúde. Mesmo assim faço a caminhada até o ponto de ônibus da Avenida TIRADENTES. Passo pela banca de jornais do senhor FRANCISCO onde adquiro as revistas ISTO É e ÉPOCA. Durante a viagem, leio as revistas. Entre as principais notícias estão: a prisão do líder rebelde ABDULLAH OCALAN por comandos turcos no QUÊNIA, deflagrando uma onda de protestos de seus seguidores em toda a EUROPA. ARMÍNIO FRAGA vence duelo de críticas pela Internet com o economista PAUL KRUGMAN. MÁRIO COVAS vai sair de cena para submeter-se à quimioterapia, mas antes tenta domar revolta de governadores oposicionistas contra FHC. Ao completar um ano (em 22 de fevereiro) o caso do desabamento do edifício PALACE II traz à tona outras tragédias que continuam impunes no BRASIL. Imagens do carnaval no RIO DE JANEIRO, em RECIFE, SÃO PAULO e SALVADOR. Homicídios batem recorde no carnaval paulista, enquanto o RIO vive dias mais calmos. Proximidade do terceiro milênio agita os profetas do fim do mundo. Movimento pela beatificação do criador da Igreja da Sagrada Família, em BARCELONA, divide os intelectuais.
Às 12:30 horas chego na casa de minha mãe. Aos 90 anos, demonstra força de vontade, cuidando normalmente do almoço. O CABO PM RENATO VENTURA comprou-lhe um frango assado, facilitando a refeição. Fala minha mãe de mais uma confusão criada pela ROSELI (NECA). Mesmo grávida, deixou sua casa para tomar uma dose de cocaína na residência de uma mulher que cuida disso. Passou mal e foi internada no hospital SÃO MARCOS. Enquanto isso o “marido” JORGE ficou desesperado procurando-a. O meu irmão e o CABO PM RENATO ficaram sabendo onde ela estava e compareceram no Hospital. ROSELI já tinha obtido alta.
Minha mãe e o ADALVO, meu genro, contam os lances de um atropelamento sofrido por duas crianças. Estavam de bicicleta e um carro passou por cima da mesma. Um menino de 12 anos morreu e uma menina sofreu fratura da perna. Essas crianças são parentes da MADALENA, viúva do DIDI (tio da MARIZETE, minha filha). Chove muito em POÁ às 16:30 horas. Ligo para LUCINDA e esta me diz que também está chovendo em GUARULHOS. Somente depois das 17:20 horas é que pára a chuva. Deixo POÁ no ônibus PÁSSARO MARRON. Às 19 horas, chego na estação TIETÊ.
No TRANSGUARULHENSE (ex-EXPRESSO BRASILEIRO), regresso a GUARULHOS. Esse ônibus trocou as tradicionais cores verde e amarela pelas azul e branca.
No TORNEIO RIO-SÃO PAULO, SANTOS e SÃO PAULO saíram na frente nos primeiros jogos das semi-finais. No MORUMBI, o SANTOS derrotou o BOTAFOGO por 1 a 0, gol de MARCOS ASSUNÇÃO, aos 7 minutos do segundo tempo. No MARACANÃ, o SÃO PAULO venceu o VASCO por 3 a 2. Nas partidas de volta, quarta-feira (dia 24), os paulistas vão jogar por empate.
CAMPEONATO PAULISTA: MOGI MIRIM 1 x PORTUGUESA SANTISTA 0; PORTUGUESA 3 x ITUANO 2; MATONENSE 5 x UNIÃO SÃO JOÃO 4; INTER, DE LIMEIRA 2 x UNIÃO BARBARENSE 1.
COPA DO BRASIL:  PALMEIRAS 3 x SÃO RAIMUNDO (de MANAUS) 1.
O russo YEVGENY KAFELNIKOV sagrou-se campeão do torneio holandês de tênis, disputado em ROTERDAM, ao vencer o inglês TIM HENMAN.
A checa JANA NOVOTNA conquistou o título do Torneio de HANNOVER, na ALEMANHA, derrotando na final a americana VENUS WILLIAMS. A atual campeã de WIMBLEDOM alcança o 26º título da carreira.
Na madrugada deste domingo, no Terminal BARRA FUNDA, o PM JOSÉ CARLOS LOPES MELO, de 34 anos, da 2ª Companhia do 4º BPMM, foi assassinado pelo escrivão ANDERSON LUÍS FERREIRA.
O único brasileiro convidado pela UNESCO para integrar a Comissão Mundial que reescreverá a segunda parte da História Universal, o historiador FRANCISCO IGLÉSIAS, de 76 anos, morreu hoje, em BELO HORIZONTE, por insuficiência cardíaca e renal.
O judoca FABIANO OLIVEIRA RAMOS morreu hoje, de parada cardíaca, após uma semana internado no Hospital do PARI. FABIANO, de 25 anos, faleceu por volta das 17 horas, quando os médicos tentavam desligar os aparelhos que o mantinham respirando. FABIANO foi hospitalizado com esmagamento da coluna cervical no final de semana do Carnaval depois de bater a cabeça num banco de areia quando mergulhava na PRAIA DO SACO, em ILHA BELA. Segundo os médicos, apesar da gravidade da lesão, o judoca tinha grandes chances de voltar a andar e até de lutar.   
16 a. da reunião com o bispo da DIOCESE DE SANTO AMARO, dom FERNANDO FIGUEIREDO. Acompanhava-me o Ten.Cel. Capelão JOÃO BENEDITO VILLANO e um major do 12º BPMM. Fomos convidar dom FERNANDO para rezar uma missa no MONUMENTO MAUSOLÉU, no IBIRAPUERA, em 21 de maio de 2000. O nosso encontro com o BISPO dom FERNANDO aconteceu em 21 de fevereiro de 2000.

ACONTECEU EM 21 DE FEVEREIRO DE 2001 :  -    QUARTA-FEIRA
Gosto de observar as mudanças nos locais por onde passo. Há meses que aquele prédio onde, durante muitos anos foi uma padaria (confluência da Avenida TIRADENTES com Rua AVELINO ALVES MACHADO) está sofrendo uma grande reforma. As paredes foram pintadas de preto e recobertas com placas de vidro (iguais às colocadas na AORPM). Portas de correr e janelas estão sendo colocadas. Ainda não sei o que ali funcionará. Esse prédio é vizinho da PEUGEOT.
Na esquina da Avenida D PEDRO II com a Rua JOÃO GONÇALVES, as dependências de uma antiga loja foram reformadas e os logotipos da Loja MARABRAZ estão sendo pintados. A inauguração ainda não foi marcada.
O MONDIAL AIRPORT BUSINESS HOTEL está com suas obras bem adiantadas. São quase vinte pavimentos. Fica na PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO, quase na saída de GUARULHOS. Passo ali de ônibus, diariamente, e venho acompanhando os trabalhos.
No BANESPA, consigo hoje um modelo de autorização para débito automático. Isso irá facilitar muito a cobrança das mensalidades dos associados do MMDC, oriundos da Polícia Militar.  

Vou participar, pela manhã, de mais uma reunião da AÇÃO LOCAL – SÉ, a terceira de uma série que vem acontecendo em fevereiro de 2001. Assistimos uma palestra realizada pelo Presidente da AÇÃO LOCAL responsável pelas regiões: SÃO LUIZ e DOM JOSÉ DE BARROS, FRANCISCO ROBERTO FARIA DE PAULA. Transmitiu essa pessoa todo o seu conhecimento à testa de uma AÇÃO LOCAL e forneceu valiosos subsídios para o núcleo que está se formando na SÉ. Falou sobre isenção de IPTU, assunto que interessou a várias pessoas envolvidas como síndicas de prédios no CENTRO. O “CHICO” é nosso conhecido desde 1996, muito ligado ao Coronel ARY CANAVÓ. Quando presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o CANAVÓ telefonava quase que diariamente ao CHICO. Também o conheci durante uma reunião do VIVA O CENTRO em 1996. Dessa vez a reunião é demorada. Com um representante da Caixa Econômica Federal, MASTROCOLA, converso sobre a cessão de dependências da Caixa, na Rua FLORIANO PEIXOTO, para a instalação da 1ª Companhia do 7º BPMM.
Quando chego no MMDS os participantes da Entidade já estão de saída após orientação do OREZ sobre as palestras de hoje. CRISTIANO não está em condições de dar aula no Colégio CATALANO.
Já no MMDC, mantenho contato telefônico com o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Ele não vem à Sociedade. O VASCO elabora o modelo de autorização para débito automático nas contas dos sócios que pertencem à Polícia Militar.
Comentamos a explosão de uma bomba de efeito moral na sede do 3º BPChq, na VILA MARIA, zona norte. Os PMs estavam enfileirados no momento da explosão. De acordo com as explicações do Comandante Interino do 3º BPChq, a bomba detonou porque teria batido em um escudo durante o treinamento. Com a explosão, oito PMs ficaram levemente feridos e, apenas o PM HERNANI está em estado grave, internado no Hospital Militar.

Na rodovia EDGARD MÁXIMO ZAMBOTO, altura do km 37 da VIA ANHANGUERA, um grupo armado de fuzis e metralhadoras, com uma PARATI azul e um GOL branco, fechou o carro da polícia civil, rendeu os policiais do DENARC, que faziam a escolta dos presos e deu tiros no carro. Os investigadores foram algemados, deixados na beira da estrada e os presos resgatados.     

Dois integrantes do Primeiro Comando da Capital foram resgatados por um bando em CAJAMAR, GRANDE SÃO PAULO. LEOMAR DE OLIVEIRA, considerado braço direito do traficante carioca FERNANDINHO BEIRA–MAR, e o assaltante MARCELO SILVA SOARES tinham prestado depoimento no Departamento de Narcóticos, na CAPITAL, e estavam retornando para FRANCO DA ROCHA e ASSIS quando foram libertados. A quadrilha algemou e ainda espancou os policiais. Um dos integrantes do bando foi preso.

Em cerimônia assistida por mais de 40 mil pessoas, dom CLÁUDIO HUMMES, 66 anos, arcebispo de SÃO PAULO, foi nomeado CARDEAL pelo PAPA JOÃO PAULO II. Foram consagrados, no total, 44 novos cardeais, entre eles o arcebispo de SALVADOR, dom GERALDO MAGELLA AGNELO, 67 anos. Ao todo foram nomeados 44 cardeais. Agora o BRASIL tem oito cardeais.

Foi encontrado morto o seqüestrador da filha do Coronel OLAVO SANT´ANA, em SANTO ANDRÉ. LUIZ CARLOS TRINDADE, que tentou seqüestrar ANA CAROLINA SANT´ANA, levou um tiro na nuca. O assassino também colocou um saco plástico na cabeça.

FALECEU o MAJOR DENTISTA REFORMADO HAMILCAR CARRAMENHA. Conheci–o quando trabalhei no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, nos anos sessenta, quando eu era tenente e o CARRAMENHA era capitão dentista.

FALECEU o advogado LEOPOLDO HEITOR DE ANDRADE MENDES, aos 78 anos, em um hospital da BARRA DA TIJUCA, no RIO. Protagonista de uma das histórias policiais mais famosas do RIO, nos anos 60 – o caso DANA DE TEFFÉ – de quem foi acusado de ter matado e sumido com o corpo. O advogado foi casado quatro vezes e teve dez filhos. Foi chamado de “O ADVOGADO DO DIABO” por sua atuação polêmica no caso do assassinato do bancário AFRÂNIO ARSÊNIO DE LEMOS, na ladeira do SACOPÃ, em COPACABANA.

FALECEU o cronista esportivo MILTON PERUZZI, no GUARUJÁ. Vítima de câncer, depois de longa e dolorida luta.

O SÃO PAULO garantiu a vaga para conquistar o título inédito do Torneio RIO-SÃO PAULO ao vencer o FLUMINENSE, nos pênaltis, por 7 a 6, no MARACANÃ. No tempo regulamentar, o FLUMINENSE fez 2 a 1 de a decisão foi para os pênaltis porque o SÃO PAULO venceu no MORUMBI por 1 a 0. O SANTOS perdeu de 1 a 0 do BOTAFOGO e está eliminado. 

21 DE FEVEREIRO DE 2002 :  -   QUINTA-FEIRA
Temos uma reunião da DIRETORIA EXECUTIVA da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC com as presenças dos diretores: GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, CORONEL LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES, OCTÁVIO MARCONDES MARCHI e os convidados : CORONEL Ref. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES – Doutora ALEXANDRA FRANGULIS – GERALDO FARIA MARCONDES, como vice-presidente do Conselho Supremo. Elaboro a ATA dessa reunião, como secretário da Diretoria Executiva. Assuntos tratados : exame dos nomes que constam da COMISSÃO ORGANIZADORA DO 70º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE 32, a fim de que possamos pensar na primeira reunião dessa COMISSÃO, com previsão para ser realizada no Quartel do Comando Geral da PMESP. Como segundo assunto, o diretor do MUSEU HISTÓRICO, OCTÁVIO MARCHI, faz uma explanação de suas realizações no primeiro mês nesse cargo. Leio para os presentes uma minuta de relatório que deverá ser encaminhado à Secretaria da Cultura, dando conta da prestação de serviços junto a essa Secretaria, conforme está estipulado no convênio.

Ao desligar-se hoje do cargo para se dedicar à campanha presidencial, o MINISTRO DA SAÚDE, JOSÉ SERRA, admitiu não ter resolvido todos os problemas da área, como a dengue. SERRA recebeu críticas por se afastar no auge da epidemia. SERRA chorou ao passar o comando da pasta para BARJAS NEGRI. Segundo ele, em 40 anos de vida pública o cargo do ministro da SAÚDE foi o mais gratificante.  

FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA, réu confesso de dez assassinatos no PARQUE DO ESTADO, foi considerado culpado pelo homicídio triplamente qualificado de ISADORA FRAENKEL. PEREIRA, 34 anos, matou FRAENKEL, na época com 19 anos, em fevereiro de 1998. Por esse crime ele foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão.

O português LUÍS MIGUEL MILITÃO GUERREIRO, que planejou a morte de seis conterrâneos em FORTALEZA, foi condenado a 150 anos de prisão pela juíza da 4ª Vara Criminal, ROSELENE FACUNDO. O crime ocorreu em agosto de 2001 na Praia do Futuro. Cúmplice na chacina, o segurança RAIMUNDO MARTINS pegou 132 anos de detenção. O cunhado de GUERREIRO, MANOEL CAVALCANTE, e outros dois seguranças, LEONARDO SOUSA DOS SANTOS e JOSÉ JURANDIR PEREIRA, foram condenados há 120 anos.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO disse nesta noite, ao desembarcar em ESTOCOLMO, que vai conversar com os países do GRUPO DOS SETE mais ricos do mundo, o G 7 “sobre a necessidade de dar apoio mais efetivo aos esforços que a ARGENTINA já começou a desenvolver”.

COPA DO BRASIL – o SÃO PAULO vence o TREZE, de “virada”, por  4 a 1, classificando-se para a segunda fase do torneio. REINALDO e KAKÁ marcaram dois gols cada e espantaram a zebra paraibana. 

Dois homens e uma mulher foram executados na 11ª chacina da Grande São Paulo este ano. O crime ocorreu por volta das 22h30 na Rua Projetada, em uma favela do JARDIM ZAÍRA. Os policiais suspeitam de “queima de arquivo”.

JORNALISTA SEQUESTRADO NO PAQUISTÃO MORREU DEGOLADO:-DANIEL PEARL, 38 anos, que fora seqüestrado por extremistas islâmicos, está morto, de acordo com o Departamento do Estado nos EUA. PEARL teria sido reconhecido em uma fita de vídeo obtida pelo FBI. Segundo o site do jornal “WASHINGTON POST”, PEARL aparece na fita sendo degolado.

Um contador que teve 50% do corpo queimado durante o atentado ao WORLD TRADE CENTER fez uma homenagem à sua família ao sair do hospital, hoje. Cercado por seus parentes, DONOVAN COWAN, 34 anos, é a 12ª e última vítima de queimaduras que sai do hospital. Ele contou que estava no 97 º andar do WTC no dia do atentado. Quando houve a primeira explosão, começou a descer, mas foi avisado que o perigo havia passado. Enquanto subia de volta ao escritório, o segundo avião atingiu a torre.

A FORÇA AÉREA COLOMBIANA começou a bombardear, hoje, o território ocupado pelas FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA. O governo também enviou mais tropas para o entorno da zona desmilitarizada de 42 mil quilômetros quadrados, com previsão de entrada por terra amanhã, na região. A ofensiva começou após o presidente ANDRÉS PASTRANA ter cancelado as negociações de paz com os rebeldes. A decisão foi tomada depois do seqüestro de um avião, ontem, para a captura de um senador a bordo.

Foi condenado a dez anos de prisão o ex–padre JOHN GEOGHAN, de 66 anos, acusado de abusar sexualmente de um garoto, em 1991. A arquidiocese de BOSTON já pagou dez milhões de dólares de indenização a outras cinqüenta vítimas do padre.

Foi rejeitada pela justiça francesa a interdição dos cartazes do filme AMEN, do cineasta CONSTANTIN COSTA-GAVRAS, que exibe a cruz cristã mesclada à suástica nazista. O filme trata da omissão do papa PIO XII no genocídio dos judeus. O pedido de proibição havia sido feito por católicos franceses.

2 003   :  -   SEXTA-FEIRA
Na madrugada, a caçamba de um caminhão basculante ficou presa na PONTE JÂNIO QUADROS, na marginal TIETÊ. O motorista do veículo, MIGUEL DE MÔNACO, de 68 anos, morreu na hora. O acidente deixou o trânsito lento da PONTE ARICANDUVA até o local da colisão. A pista foi liberada por volta das 9:20 horas. O caminhão seguia pela avenida MORVAN DIAS DE FIGUEIREDO quando, por volta das 4 horas, a caçamba se abriu e ficou presa no viaduto. Com o impacto, a cabine do veículo levantou e se chocou contra a ponte.

Pela manhã, em horário não sabido, arrombamento dos arquivos do PROJETO OSÓRIO. Isso foi atendido pelos PMs do 7º BPMM que, em vez de preservarem os documentos ali encontrados, tumultuaram o caso. Foi preciso a intervenção da Corregedoria PM para que se evitasse chegar a ocorrência à Polícia Civil. Não há interesse que seja divulgado o roubo de alguns documentos sigilosos, que, mais tarde, poderão ser reproduzidos. O MAJOR CAÇAPAVA esteve no local e arrecadou muita coisa que ficaria ruim vir a público. Fico sabendo de tudo isso já bem mais tarde, por volta das 14 horas, não podendo tomar qualquer iniciativa de imediato porque tenho de secretariar uma reunião da DIRETORIA EXECUTIVA da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Deixo tudo nas mãos do CORONEL MÁXIMO, CORREGEDOR PM.
O Sr. MARCONDES preside a reunião onde comparecem: CORONEL RENALDO (tesoureiro), CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS (2ª secretária), MARIA HELENA MARCONDES (diretora do serviço social). ALEXANDRA FRANGULIS (diretora do Arquivo Histórico e Biblioteca) e doutor LUIZ SÉRGIO CARRARO (convidado). O presidente aborda as imensas dificuldades financeiras da Sociedade e o Cel. RENALDO irá tomar algumas providências; quer o presidente que cada diretor tenha maior empenho em suas funções, exigindo relatório do que fez e do que pretende fazer. Depois, acreditando que ALEXANDRA FRANGULIS vá transmitir ao ROMEU CICCONE o que se tratou nessa reunião, fala sobre o que está se passando na Sociedade, onde o vice– presidente e outras pessoas querem a sua saída. Essas conversas são direcionadas ao Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, Cel. ARY CANAVÓ e ROMEU CICCONE, conselheiros que querem a interdição do Sr. MARCONDES, sob a alegação que ele, aos noventa anos, não pode presidir a sociedade. Aliás, esse vai ser um dos principais assuntos da reunião de 28 de fevereiro, às 9 horas, confirmada pelo CAPITÃO MAGNO, voltando-se atrás na tentativa da não realização da reunião ordinária do CONSELHO SUPREMO.
Preocupado com o arrombamento dos arquivos da OPERAÇÃO OSÓRIO, vou para a CORREGEDORIA, onde converso com o CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO e MAJOR CAÇAPAVA VIGUELES na tentativa de preservação de assuntos sigilosos. Ainda é muito cedo para se aquilatar o motivo dessa agressão. Podem ser marginais ou então alguém interessado em colher material ali arquivado. Muita coisa foi roubada, como uma coleção de selos, de moedas. Outras danificadas. Vamos deixar para a semana que vem os desdobramentos desse caso. Como eu fui o criador desse projeto, com o nome inicial de OPERAÇÃO LARGENOS, em 1989, é extremamente doloroso ver a destruição de alguns dos episódios interessantes dos vários momentos do projeto, muito embora ainda não dê para avaliar a extensão dos estragos, precisando fazer um inventário do que realmente aconteceu.

A primeira etapa da reunião dos governadores com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e ministros na GRANJA DO TORTO terminou pouco antes das 19 horas, duas horas depois do previsto, com um final surpreendente: a reforma tributária obteve mais consenso, pelo menos até agora, do que a previdenciária.

O senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, de 75 anos, revive o isolamento político que o levou a renunciar ao seu cargo em 2001, após ser acusado pela violação do painel eletrônico do Senado. O enredo para a segunda renúncia de ACM parece traçado até mesmo pelos integrantes da cúpula de seu partido. Os caciques pefelistas apostam que o senador baiano, visivelmente abatido, não vai resistir ao constrangimento de ver sua ex–namorada revelando amanhã à Polícia Federal detalhes de sua relação. ACM é casado com ARLETTE MARON DE MAGALHÃES. A revista ISTO É publica matéria em que o senador disse ao repórter da revista que mandou “grampear” o GEDDEL. O Senador ACM negou tudo. O Senado vai apurar.

MARIANA BRAGA DA COSTA, estudante, durante uma festa de calouros no campus da Universidade Estadual Paulista – UNESP – comemorava a entrada no curso de engenharia ambiental quando foi vítima de um tiro na cabeça, em PRESIDENTE PRUDENTE, vindo a falecer.

A atriz CRISTIANA GUINLE, que interpreta uma freira na minissérie “A CASA DAS SETE MULHERES”, da rede GLOBO, foi presa durante a madrugada por desacatar um policial militar. Minutos antes a atriz havia atropelado um motoboy em frente ao hospital MIGUEL COUTO, na zona sul do RIO. O sargento PM JORGE ANTÔNIO, que foi agredido por CRISTIANA, disse que a atriz estava alcoolizada quando atropelou LUCIANO MARTINS FERREIRA, de 25 anos.

O Procurador de Justiça aposentado HEITOR DE ARAÚJO PEDROSA, 72 anos, foi preso em sua casa, no RIO DE JANEIRO, sob acusação de fazer fotos eróticas de menores.

ACUSADA a irmã de PC FARIAS, ex–tesoureiro de campanha do ex–presidente FERNANDO COLLOR, ELEUZA FARIAS, de explorar trabalho escravo em uma de suas propriedades. Teve quebrado seu sigilo bancário e fiscal pela Justiça do Trabalho, além do bloqueio da conta bancária e indisponibilidade de seus bens.

O cirurgião plástico FARAH JORGE FARAH, de 53 anos, confessou hoje em audiência judicial ter golpeado com faca a ex-amante MARIA DO CARMO ALVES, de 46 anos. O médico depôs durante duas horas ao juiz MARCO ANTÔNIO MARTINS VARGAS, do 2º Tribunal do Júri, no JABAQUARA. Ele não deu detalhes do esquartejamento do corpo, alegando que sofreu um lapso de memória. O acusado já havia admitido o crime e contado esta mesma versão um dia após ser preso, no 13 º DP.

A POLÍCIA MILITAR vai abrir sindicância para apurar a morte do PM ANDRÉ LUIZ CABRERA, de 30 anos, ocorrida ontem, dentro do próprio alojamento do 17º BPMI, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, onde trabalhava. Ele foi ferido com um tiro na testa. A polícia investiga a hipótese de que o disparo tenha partido, acidentalmente, da arma de outro PM.

O PM ROGÉRIO COSTA, de 32 anos, acusado por tráfico de drogas, foi preso por policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE – de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Na casa do acusado, no condomínio Residencial SANTO ANTÔNIO, foram apreendidos 1,7 quilos de crack, um revólver calibre 38, três celulares e uma balança de precisão. Foram detidas também a mulher e a sogra do acusado.
  
Com o estilo “matador” que buscava desde o início da semana, GUSTAVO KUERTEN bateu o espanhol FÉLIX MANTILLA e garantiu as semifinais em BUENOS AIRES. Enfrentará o vencedor do duelo de CARLOS MOYÁ x LUIZ HORNA.

A explosão de uma embarcação causou hoje um grande incêndio em uma refinaria de petróleo no porto MOBIL, em STATEN ISLAND, a 25 km de MANHATTAN, em NOVA YORK. O incidente ocorreu em uma plataforma que pertence a EXXON–MOBIL, maior empresa petrolífera do mundo. A embarcação é da companhia de transporte BOUCHARD. Autoridades se apressaram a afastar a hipótese de mais um ataque terrorista.  Dois funcionários estão desaparecidos. O incidente matou uma pessoa, que foi retirada da água três horas após a explosão. Há também um outro funcionário com queimaduras de terceiro grau.

Pelo menos 95 pessoas morreram, na noite de ontem, durante incêndio em uma casa noturna da cidade de WEST WARWICK, no Estado de RHODE ISLAND, nordeste dos EUA, quando era realizado um show de rock. Cerca de 168 ficaram feridas, algumas em estado grave. Mais de 300 pessoas assistiam à apresentação. As chamas atingiram a casa noturna durante uma apresentação pirotécnica no início do show da banda de heavy metal GREAT WHITE. As cortinas do palco e o material inflamável do teto pegaram fogo, e as chamas rapidamente se espalharam pela casa noturna. O líder da banda, JACK RUSSELL, disse que o guitarrista TY LONGLEY estava entre os desaparecidos.

ASSISTO na BANDEIRANTES, SEDUÇÃO DIABÓLICA, filme de 1999, dirigido por KIKUO KAWASAKI, com MARLEY SHELTON, DENNIS HOPPER, DEVON GUMMERSALL e TALIA SHIRE. Garçonete envolve-se com homem casado e o induz a matar a mulher, para que ambos fiquem com o dinheiro do seguro. A pretensa vítima descobre e aí surgem fatos que vão levar a mulher a morrer de um colapso cardíaco, numa repetição tenebrosa do filme francês “AS DIABÓLICAS”, ou seja, o homem finge-se de afogado numa banheira, e, em dado instante, revive e o golpe é demais para a mulher que sofria do coração.

2 004   :   - Estudos preparados por DOUGLAS durante a tranquilidade do sábado de Carnaval – 162/ 2132131152.

A BARROCA ZONA SUL será a primeira escola de samba a pisar na passarela do SAMBÓDROMO do ANHEMBI, às 22 horas do sábado de carnaval, abrindo a segunda noite de desfile do grupo especial de SÃO PAULO. Antes, a partir das 20:40 horas, o público poderá conferir a alegria do bloco AFOXÉ FILHOS DA COROA DE DADÁ, que anima o SAMBÓDROMO até às 21:40 horas. Após A BARROCA, desfilarão: IMPERADOR DO IPIRANGA, ROSAS DE OURO, VAI-VAI, LEANDRO DE ITAQUERA, IMPÉRIO DA CASA VERDE, MOCIDADE ALEGRE e NENÊ DE VILA MATILDE. (às 5:35 horas do dia 22). Assim como ocorreu ontem, os portões do ANHEMBI estarão abertos hoje a partir das 17 horas.

O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES mantém contato telefônico comigo por duas vezes: na primeira, ele pergunta sobre um documento que achei na semana passada, de fevereiro de 1981, onde ele, como diretor do Monumento-Mausoléu, já relacionava uma série de providências que precisavam ser tomadas no Obelisco e que, com o correr dos anos só foram se agravando. Quer ele distribuir esse documento, na semana que vem, antes da reunião do CONSELHO SUPREMO, aos conselheiros, para mostrar que há mais de vinte anos a reforma do Monumento se fazia necessária. Na segunda vez, o Sr. MARCONDES pede-me para elaborar a carta de remessa desse documento aos conselheiros. Diz que mandará o seu motorista, CLÁUDIO, buscar o rascunho na segunda-feira, dia 23.

FALECEU o TENENTE-CORONEL PM CAPELÃO ELÍSIO DE OLIVEIRA. Nasceu em 11 de abril de 1937. Entrou para a PMESP como 2º tenente capelão, por concurso, em 15 de dezembro de 1976. Foi promovido a 1º TENENTE CAPELÃO em 25 de agosto de 1977. Não tenho as datas de suas outras promoções.

Num clássico eletrizante, o FLAMENGO venceu hoje o FLUMINENSE por 3 a 2, num MARACANÃ lotado, e conquistou a TAÇA GUANABARA, o primeiro turno do CAMPEONATO CARIOCA. Com isso, garantiu vaga na final do torneio.

Resultados dos jogos pelo CAMPEONATO PAULISTA: SANTOS 3 x MARÍLIA 1;  SÃO  CAETANO 1 x  PALMEIRAS 0; OESTE 1 x ITUANO 4; MOGI MIRIM 0 x  SANTO  ANDRÉ  1; UNIÃO  SÃO JOÃO 0 x PAULISTA 2; UNIÃO BARBARENSE 1 x PORTUGUESA 1; AMÉRICA 0 x PONTE PRETA 1; SÃO PAULO 3 x ATLÉTICO SOROCABA 0.  

Apesar de toda a confusão nos minutos finais com o último carro alegórico, a GAVIÕES DA FIEL fez um desfile luxuoso e empolgante. Com o enredo “IDÉIAS E PAIXÕES, COMBUSTÍVEIS DAS REVOLUÇÕES”, a escola entrou na passarela às 3:45 horas. Um problema no último carro alegórico – justamente o que homenageava o CORINTHIANS -, nos minutos finais de uma apresentação até então irrepreensível, praticamente sepultou o sonho do tricampeonato da escola. Pouco antes do recuo da bateria, a caixa de direção do veículo quebrou. Começava aí o martírio corintiano, que culminou com um atraso de cinco minutos, oito pontos perdidos e cinco pessoas feridas. Sem direção, o carro “REVOLUÇÃO CORINTIANA” chocou-se contra o alambrado e arrancou uma caixa de som, que acabou ferindo uma turista marroquina num camarote. O tempo – que já era curto - passava, e nada de conseguir fazer o carro andar. Nervosos, os componentes da escola começaram a entrar em desespero. Em vez do samba, o que se ouviam eram palavrões. A ala de convidados, que seguia atrás do carro quebrado, teve de ultrapassá-lo para tentar tapar o enorme vazio que se formava à frente da alegoria. De repente, o carro aprumou e conseguiu embalar por alguns metros. Mas, na hora de ultrapassar o portão que sinaliza o fim da passarela, ele novamente se desgovernou, derrubou o cronômetro e entortou o portão. Com o choque, o carro se despedaçou, e quatro destaques também se feriram. A escola teve dificuldade para fechar o portão da área de dispersão e houve tumulto. Policiais foram chamados para conter os ânimos.

A crise no governo LULA virou fantasia nas mãos de foliões que participaram hoje do 27º Desfile do GALO DA MADRUGADA, maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o livro dos recordes. De acordo com a PM, o bloco reuniria pelo menos um milhão de pessoas. Inspirado no anúncio da substituição do avião presidencial, o corretor de imóveis OSVALDO COSTA, 48 anos, participou da festa com o minibloco “LULINHAS AÉREAS E SEUS PROGRAMAS SOCIAIS”. Dentro de uma alegoria que lembrava um avião, COSTA e seu grupo ironizaram ainda os churrascos na GRANJA DO TORTO e as partidas de futebol disputadas pelo Presidente. O GALO saiu de sua concentração, em frente ao FORTE DAS CINCO PONTAS, às 10 horas, mas, desde a madrugada, era grande a movimentação no local. No rio CAPIBARIBE, dezenas de embarcações integrantes do bloco aquático GALINHA D´ÁGUA também faziam a festa, embalados pela “CARAVELA ELÉTRICA” do cantor BUBUSKA VALENÇA. O desfile do GALO DA MADRUGADA foi animado por 30 trios elétricos, orientados a tocar apenas frevo.

PELO MENOS 39 MORTOS EM ACIDENTE DE ÔNIBUS NO CEARÁ.
O ônibus da ITAPEMIRIM que saíra com 39 pessoas na sexta-feira à noite de FORTALEZA, no CEARÁ, com destino a SALVADOR, na BAHIA, caiu num açude. Até a noite só quinze corpos haviam sido retirados do veículo, encontrado a nove metros de profundidade, todo fechado. Outras pessoas podem ter embarcado durante o trajeto.

O Vice-Presidente, JOSÉ ALENCAR, foi internado às pressas, hoje de madrugada, no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde passou por cirurgia para retirada da vesícula. Ele estava no RIO, ontem, quando sentiu forte dor abdominal. A cirurgia começou às 11 horas e terminou às 14:55 horas. ALENCAR foi para a Unidade de cuidado semi-intensivo.    

O Inquérito Policial 001/DECAP, que apura a morte de algumas dezenas de animais no ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO, já acumula mais de 250 páginas. Até o momento cerca de 250 pessoas foram ouvidas, o que obrigou o delegado CLÓVIS FERREIRA DE ARAÚJO a criar um banco de dados para cruzar as informações. Trinta e sete homens da Unidade de Inteligência Policial foram divididos em dois grupos. Um trabalha com a hipótese de envenenamento acidental. O outro investiga a possibilidade de existir um assassino em série ou mesmo um complô agindo no parque. Contra os policiais está o tempo. E a certeza de que a Polícia Civil enfrenta um inédito crime.

Mais um cadáver foi encontrado hoje dentro de um poço no SÍTIO SÃO FRANCISCO, em GUARULHOS. Foi o segundo corpo resgatado no local em menos de 24 horas. Há denúncias anônimas da existência de outros quatro cadáveres. Dois suspeitos estão presos. Os investigadores afirmam que eles integram uma quadrilha de ladrões de veículos.

FALECEU o governador biônico do RIO GRANDE DO NORTE, CORTEZ PEREIRA, de 1971 a 1975. Estava internado havia oito dias em razão de uma pneumonia. Aos 79 anos, em NATAL.

GUSTAVO KUERTEN surpreendeu ao aparecer com o cabelo raspado na COSTA DO SAUÍPE (BA), onde disputaria o BRASIL OPEN DE TÊNIS. No mesmo dia, foi anunciada pelo presidente da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS, NELSON NASTÁS, a troca de RICARDO ACIOLY por JAIME ONCINS, como capitão do BRASIL na COPA DAVIS. “Será uma motivação para a equipe que almeja voltar ao grupo de elite da DAVIS”, disse NASTÁS. Para GUGA, a substituição veio em época errada. “Poderíamos ter sido consultados. A COPA DAVIS envolve todos e quem ganham ou perde somos nós jogadores, não a CBT”, disse GUGA.

Dois representantes da CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL visitaram hoje o deposto ditador iraquiano SADDAM HUSSEIN, capturado em dezembro de 2003 por forças americanas e mantido preso em local não conhecido do IRAQUE, à espera de julgamento. Uma porta-voz da CRUZ VERMELHA disse, em AMÃ (JORDÂNIA), que os dois representantes da organização – um deles médico - estiveram com SADDAM “em um local não determinado” do IRAQUE, pela manhã. Os EUA deram a SADDAM a condição de prisioneiro de guerra no dia 9 de janeiro, o que abriu a possibilidade da visita da CRUZ VERMELHA.  

MORREU o compositor americano BART HOWARD. Autor de LET ME LOVE YOU, DON´T DREAM OF ANYBODY BUT ME e FLY ME THE MOON, seu maior sucesso. Teve composições gravadas por FRANK SINATRA, PEGGY LEE, MABEL MERCER e FELÍCIA SANDERS. Aos 88 anos, de complicações decorrentes de um derrame, em NOVA YORK.

SPOT, a cadela springer spaniel inglesa do presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, morreu neste sábado, aos 15 anos, após sofrer uma série de derrames. Nascida na CASA BRANCA, SPOT era filha de MILLIE, cadela de BUSH-pai quando ele exercia o seu mandato de presidente. Um comunicado oficial disse que GEORGE W. BUSH e sua mulher, LAURA, ficaram “profundamente tristes” com a morte de SPOT.
 
Nesta noite assisto o segundo dia de desfiles do carnaval paulistano, transcorrido embaixo d´água, mas as escolas não perderam a animação e mantiveram o pique, para delírio do público que compareceu no SAMBÓDROMO.

2 005  :   -      SEGUNDA-FEIRA
O COMANDANTE MILITAR DO SUDESTE SENTIR-SE-Á HONRADO COM A PRESENÇA DE V. EXª / V. Sª E DIGNÍSSIMA FAMÍLIA NA SOLENIDADE CÍVICO-MILITAR COMEMORATIVA AO 60º ANIVERSÁRIO DA TOMADA DE MONTE CASTELO, OCASIÃO EM QUE SE ENALTECEM OS FEITOS HERÓICOS DOS EX-COMBATENTES DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.
CORDIALMENTE,
GENERAL DE EXÉRCITO SERGIO MARIANO CORDEIRO
Comandante Militar do Sudeste

O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, que se encontra de férias, recebe um telefonema de um colega do CSM/AM comunicando-lhe que vários soldados foram transferidos da Unidade para batalhões operacionais. Entre os “rifados” está o seu nome, transferido para o 16º BPMM. Dá o desespero no JOÃO. Fala até em pedir baixa. Isso é dito no momento do choque que o colhe sem esperar esse acontecimento. Mesmo porque o 16º BPMM fica na Cidade Universitária, zona oeste da Capital, completamente fora de mão para ele, que mora em GUARULHOS. Fico de acertar essa situação na DIRETORIA DE PESSOAL.
Indo para o MMDS, noto também certo desespero no oficial encarregado do patrimônio da Entidade, tendo como missão à pintura das dependências que ocupamos. Procuro não interferir, pois a incumbência é dele. Comentamos a realização das provas para os candidatos a soldados e realmente foram fáceis as questões. Mas muitos dos que fizeram as mesmas erraram perguntas por causa do nervosismo. Quanto à redação, que era para falar da clonagem, apareceu gente que não sabia nem o que era isso. AMÉRICO mostra-me as questões que caíram e as confrontamos com o gabarito oficial da prova. A listagem da classificação deve sair somente em 17 de março.  Para conseguir a classificação para a segunda etapa, o candidato precisa ter pelo menos 50% de acertos. Além disso, é preciso estar entre os 4,8 mil melhores, ou seja, quatro vezes o número de vagas disponíveis. Os outros exames são de capacitação física, médica, psicológica e avaliação social para garantir a vaga. Depois começa um estágio probatório, uma espécie de curso de formação, que antecede o exercício da profissão. Recebo um telefonema da MÔNICA, funcionária da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, querendo subsídios acerca de “MARIA SOLDADO”, mulher símbolo de 32, porque o Sr. MARCONDES irá participar de uma reunião por volta das 17 horas e precisa desse material. Há recortes de jornais da época, na Sociedade, que tratam dessa figura histórica do Movimento Constitucionalista, bem como atas da Diretoria das Mulheres, que a escolheram como símbolo da mulher de 32. Também digo que ela foi empregada da família do PAULO BOMFIM. O poeta deve ter uma biografia da mulher. Apesar de tudo, prefiro agilizar tudo isso indo diretamente ao MMDC. O Sr. MARCONDES já tinha entrado em contato com PAULO BOMFIM e ele prometeu, até às 15:30 horas, fornecer uma cópia do que ele escreveu sobre MARIA SOLDADO em seu livro “AQUELE MENINO”. Ao mesmo tempo, achamos o livro de atas que a escolheram como MULHER SÍMBOLO DE 32. Consta na ata da reunião promovida pelo Departamento Feminino no dia 19 de junho de 1957, o seguinte texto: “....usando da palavra a senhora MARIA JOSÉ BARROSO, conhecida por MARIA SOLDADO, apresenta-se também candidata e expõe os seus credenciais, notícias de jornais e outros documentos comprobatórios de que foi combatente de trincheira em diversas frentes, notadamente na do SUL, onde foi ferida e baixou ao hospital, onde foi constatada a sua condição de mulher....”. Aproveitamos também para falar sobre a reunião de 10 de março, onde faço ver ao presidente a importância dele escolher o seu vice-presidente. Diz o Sr MARCONDES que conversou a esse respeito com o GUILHERME LEVENSTEIN. Outros assuntos: escolha dos presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; escolha do advogado responsável pelo Departamento Jurídico da Sociedade. Tudo isso deverá acontecer em 10 de março. Por volta das 16 horas, o presidente sai apressado, pois deverá estar reunido com um grupo que vem do RIO DE JANEIRO para conversar com ele.
Telefono para o TENENTE-CORONEL GILSON LOPES, da DIRETORIA DO PESSOAL. Explico-lhe o que está acontecendo com o meu enteado. Ele fica de estudar a transferência do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR para o 15º BPMM (GUARULHOS), ou para o 5º BPMM (batalhão da zona norte, que faz divisa com GUARULHOS). Ao chegar em casa, dou a notícia para o JOÃO, ainda apavorado com a sua movimentação. Como se encontra de férias, a apresentação à sua nova unidade irá acontecer em março.
O filho de dona MARIA DO CARMO, residente em GUARULHOS, telefona-me para dizer que acertou apenas 24 questões na prova para a seleção de candidatos a soldado da PMESP. Ele precisaria ter acertado 25 questões para ter alguma chance. Como os exames foram fáceis, acredito que ele não estivesse preparado para enfrentar essa seleção.

Os promotores do Ministério Público de SÃO PAULO garantem já ter pistas de que o dinheiro investido pela MSI na parceria com o CORINTHIANS pode ter origem criminosa. “Há indícios e acusações gravíssimas de que esse dinheiro estaria relacionado com o tráfico de drogas e fornecimento ilegal de armas”, revelou JOSÉ REINALDO GUIMARÃES CARNEIRO, promotor do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado, que hoje colheu depoimento do vice-presidente corintiano, ROQUE CITADINI. As investigações no BRASIL são deitas a partir de dados fornecidos pela INTERPOL e órgãos públicos ligados a investigações criminais de vários países.

A Fundação do Bem-Estar do Menor (FEBEM) está recontratando 350 dos 1.751 funcionários demitidos na última quinta-feira, dia 17, após a extinção do cargo que ocupavam. Os dispensados estavam prestando serviços em três complexos da Capital e em um de FRANCO DA ROCHA. As demissões foram feitas com a justificativa de coibir “práticas nocivas como atos de violência, tortura e maus tratos contra internos”, conforme divulgou a Secretaria do Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Na tarde desta segunda-feira, parte dos funcionários demitidos fez uma manifestação pelas ruas do Centro. Os manifestantes saíram da frente do Tribunal Regional do Trabalho de SÃO PAULO, na RUA DA CONSOLAÇÃO, após o término de audiência de conciliação.
A primeira vítima fatal na FEBEM, após demissão em massa ocorrida em 17 de fevereiro, é JHONATAN FELIPE GUILHERME DE LIMA. Ele tinha 15 anos e foi espancado violentamente numa cela segura da unidade 39 do Complexo TATUAPÉ DA FEBEM. O menino sofreu traumatismo craniano e morreu às 3:15 horas desta tarde.

Um incêndio atingiu a FAVELA NÉLSON CRUZ, no TATUAPÉ, na madrugada e deixou pelo menos 900 pessoas desabrigadas. Na favela moram 650 famílias que totalizam 4.850 pessoas. O Corpo de Bombeiros avaliou que o fogo destruiu cerca de 60% dos barracos. Não houve feridos.

A advogada DANIELA PELLIN, que representa o juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS, afirma que seu cliente está “confinado” num banheiro no Centro de Detenção Provisória II de PINHEIROS, na zona oeste da Capital. Ele tem sofrido ameaças de morte do PCC, facção criminosa que age dentro e fora dos presídios. ROCHA MATTOS foi condenado a três anos de prisão por formação de quadrilha no caso da OPERAÇÃO ANACONDA. ROCHA MATTOS estava no presídio do TREMEMBÉ. Foi trazido para a Capital para audiência de outro processo, por uso indevido de placas de carros da Polícia Federal. “O local é um banheiro. Não tem cama, só um buraco no chão, um chuveiro e colocaram um colchão. O local tem 1,20 metro por 2 metros e MATTOS está com as pernas inchadas por não poder sair para nada”, disse DANIELA. A Secretaria da Administração Penitenciária diz que MATTOS está “isolado em cela de inclusão” e que “o local era um banheiro, mas foi reformado”. Sobre as ameaças, o diretor do CDP, EDUARDO DOS SANTOS, vai apurar em sindicância.

O 6º Grupo de Câmara de Direito Civil Público do Tribunal de Justiça indeferiu hoje, por 10 votos a 0, mandado de segurança em favor da vereadora MYRYAM ATHIÊ e cassou a liminar nele concedida, que suspendia, desde 23 de outubro de 2003, a execução da decisão judicial que determina o afastamento da parlamentar do cargo.

Uma quadrilha que mantinha duas mulheres em cativeiros, em MAUÁ, ABC, foi presa na manhã de hoje. As vítimas não sofreram ferimentos, mas os criminosos fizeram diversas torturas psicológicas, como ameaças de mutilação, alimentação mantida apenas com bolachas de água e sal e água, além de ficarem todo o tempo amarradas. Libertadas, ambas as vítimas chegaram a pensar que morreriam. A polícia prendeu nove pessoas e matou um adolescente de 17 anos, acusado de pertencer à quadrilha. Moradores da favela que serviu de cativeiro, porém, disseram que o rapaz é inocente e estaria preparando terreno para a construção de mais um barraco quando foi morto. A primeira vítima a ser seqüestrada foi à funcionária pública MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA PRADO, de 52 anos. Ela, que é guarda da Prefeitura de SÃO BERNARDO DO CAMPO, foi seqüestrada por três homens quando ia de casa, no JARDIM LEBRON, para o trabalho. Passava um pouco das 6 horas do dia 17 de fevereiro. A outra mulher mantida em cativeiro é ELIANA HENRIQUE DA SILVA, atacada às 8:30 horas de hoje, na porta de casa, no PARQUE DAS AMÉRICAS, em MAUÁ.

O pistoleiro RAYFRAN DAS NEVES SALES confessou hoje, em dois depoimentos diferentes, que executou a tiros a freira americana DOROTHY STANG, em ANAPU, no PARÁ. Mas contou versões diferentes para o assassinato e, em cada depoimento, denunciou uma pessoa diferente como mandante do crime. À Polícia Federal, RAYFRAN disse que matou a religiosa a mando de AMAIR FEIJOLI DA CUNHA, o TATO, que está preso deste o dia 19. No primeiro interrogatório, na Polícia Civil, em que foi indiciado por homicídio qualificado, o pistoleiro dissera ter executado DOROTHY STANG a pedido de um sindicalista amigo da freira: o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de ANAPU, FRANCISCO DE ASSIS SOUZA, o “CHIQUINHO DO PT”, que já foi vice-prefeito de ANAPU.
     
O escritor cubano naturalizado britânico GUILLERMO CABRERA INFANTE, Prêmio CERVANTES de Literatura de 1997, morreu hoje, aos 97 anos, num hospital de LONDRES, em conseqüência de septicemia. O autor de TRÊS TRISTES TIGRES E MEA CUBA vivia na capital inglesa fazia 40 anos, depois de romper com o regime de FIDEL CASTRO. Era um “homem de eterno charuto na boca, quase saído de uma cena de film noir, um perfeito cubano com perfeito ar de lorde”, cujo senso de humor estava “mais para o chuvisco londrino do que para o sol tropical”, descreveu-o, certa vez, em texto para O ESTADO, o escritor JOÃO SILVÉRIO TREVISAN, tradutor de HAVANA PARA UM INFANTE DEFUNTO. Nascido em GIBARA, província oriental de CUBA, em 22 de abril de 1929, mudou-se em 1941 para HAVANA para estudar MEDICINA, curso que não concluiu. Em 1950, entrou na Faculdade de Jornalismo e, em 1954, sob o pseudônimo de G.CAIN, começou a fazer crítica de cinema. Cinéfilo apaixonado, fundou a Cinemateca de CUBA em 1951. Mais tarde, virou roteirista, tornando-se o primeiro escritor latino-americano que chegou a HOLLYWOOD nessa condição profissional. No fim dos anos 1990, trabalhou no script de A CIDADE PERDIDA, no qual recria a vida noturna de HAVANA pré-FIDEL, com o ator ANDY GARCIA, ainda não filmado. Com a queda do GENERAL FULGÊNCIO BATISTA e a chegada de FIDEL ao poder, em 1959, CABRERA INFANTE foi nomeado adido cultural de CUBA em BRUXELAS, cargo que ocupou de 1962 a 1965. Suas discordâncias crescentes com o novo regime, porém, chegaram ao auge em 1968, quando criticou o governo cubano numa entrevista à revista argentina PRIMERA PLANA. Chamado a CUBA para dar esclarecimentos, abandonou a carreira diplomática e pediu asilo político no REINO UNIDO. Em 1960, escreveu VISTA DO AMANHECER NO TRÓPICO, que fala da noite em HAVANA, de episódios de violência da época de BATISTA e da luta dos revolucionários em SIERRA MAESTRA. Atualmente, seu livros estão proibidos em CUBA, mas circulam em edições clandestinas. É o que ocorre, por exemplo, com HAVANA PARA UM INFANTE DEFUNTO (1979) e CORPOS DIVINOS (1985), ambos autobiográficos. Além da política, o erotismo está presente em toda a sua obra, mas sempre “em função da paródia e do riso, coisa que um autor erótico não faria nunca”, descreveu. A esses livros seguiram-se vários outros. Entre as mais recentes, figura a antologia de contos MINHA MÚSICA EXTREMA. O escritor era casado com a atriz cubana MIRIAM GÓMEZ.

Pistoleiros mataram no domingo à noite em CALI, COLÔMBIA, o fotógrafo HERNANDO MARNÉR, de 62 anos, que trabalhava para o jornal EL PAÍS. Os assassinos, desconhecidos, dispararam três vezes contra MARNÉR a partir de uma moto. Hoje, também em CALI, um carro-bomba explodiu na sede da emissora de rádio e TV RCN, deixando dois funcionários feridos. O atentado foi atribuído à guerrilha das FARC.

Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 70 desapareceram sob uma avalanche de lixo e terra após chuvas torrenciais provocarem um deslizamento perto de um depósito de lixo na província indonésia de JAVA. Equipes de resgate e voluntários escavavam em busca de sobreviventes sob um monte de sete metros de lixo que desabou sobre dois vilarejos. Os moradores estavam dormindo quando ocorreu o deslizamento.

O governo israelense libertou hoje 500 prisioneiros palestinos, de um total de cerca de 8 mil, como parte do acordo de cessar-fogo firmado por ISRAEL e a AUTORIDADE PALESTINA no início do mês. Foi o maior número de presos soltos pelo Estado judaico em quase uma década. Outro grupo de 400 será posto em liberdade nos próximos dias. Em várias cidades e vilarejos da FAIXA DE GAZA e da CISJORDÂNIA se repetiram cenas emotivas do reencontro com parentes e amigos. Em NABLUS, no norte cisjordaniano, 15 mil pessoas se reuniram para recepcionar cem prisioneiros. O costume de festejar com tiros causou vítimas em JENIN, também na CISJORDÂNIA. Um pedestre de 30 anos morreu e seis ficaram feridos, atingidos por disparos de militantes em festa.

No capítulo de hoje de SENHORA DO DESTINO, REGINALDO consegue com SHAO LIN a fita que incriminaria o político no seqüestro do próprio filho. Durante um tiroteio, REGINALDO mata SEBOSO e SHAO LIN é baleado. O político manipula a cena do crime para dar a impressão de que SHAO LIN matou SEBOSO e vice-versa. No carro, REGINALDO percebe que está com a fita errada e se desespera.

2 006  :   -   TERÇA-FEIRA
O Comandante Militar do SUDESTE sentir-se-á honrado com a presença de V. Ex ª / S ª e família nas comemorações da TOMADA DE MONTE CASTELO.
                                                                                           CORDIALMENTE,

GEN DIV RENATO ÍNDIO DA COSTA LEMOS
Respondendo pelo Comando Militar do Sudeste

LOCAL: QUARTEL-GENERAL DO IBIRAPUERA

                 AVENIDA SARGENTO MÁRIO KOZEL FILHO, 222

DATA: 21 de fevereiro de 2006 (Terça-Feira)
HORA: 9:30 horas.

Um pouco antes das 11 horas estou inspecionando o PROJETO OSÓRIO. Encontro à testa da Operação o CAPITÃO DANIEL. Presta-me as necessárias informações sobre o serviço. Vem conversar conosco o velho SOLDADO ALBERTO, do antigo BTA (BATALHÃO TOBIAS DE AGUIAR), com mais de 80 anos. Quer ele contar muita coisa do passado. Isso atrapalha um pouco a minha inspeção. Chega então AMÉRICO. Vamos partir para examinar documentos arquivados, pois necessitamos de alguns deles para elaboração de recadastramento junto à Prefeitura. Verificamos também estragos praticados por elementos que prejudicam a Operação OSÓRIO. AMÉRICO está me substituindo na direção desses trabalhos.
Depois vamos para o MMDS. Não temos novidades dignas de registro nesta data. VICTÓRIO está conduzindo as atividades dos oficiais, principalmente dos estagiários.
Na tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, atendo duas pessoas relacionadas com deposição de cinzas de ex-veteranos no próximo dia 9 de Julho. Dona ÂNGELA é secretária do desembargador que, no ano passado, manifestou desejo de colocar os restos mortais de seu pai, herói de 1932, no Monumento-Mausoléu.
MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA FILHO, filho do fundador da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, também está tratando da imortalização de mais um ex-combatente. Este, de maneira toda especial, pois foi o primeiro presidente da Sociedade. Mas ele traz muitos documentos para me mostrar e que deveriam constar do nosso acervo. É o caso do livro das primeiras atas das reuniões da Diretoria Executiva. MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA quando deixou a Sociedade levou esse livro e muito mais peças que pertencem ao MMDC. É uma prova que, ao longo dos anos, a Sociedade foi sucateada. Agora, passados tantos anos, como exigir do filho a devolução do material? E principalmente numa situação tão delicada como esta da imortalização dos restos mortais de seu pai. Converso com o CORONEL MENDES a respeito disso. Vamos aceitar a presença do filho do fundador da Sociedade e dar tempo para encontrar uma saída tranqüila para a devolução dos livros, fotografias e outros documentos que, a rigor, são da Sociedade.
CORONEL MENDES pediu-me emprestada a edição número1943 da minha coleção da revista VEJA. Nº 6, de 15 de fevereiro de 2006. Tirou cópia da página 114, que traz o ensaio de ROBERTO POMPEU DE TOLEDO “O JUIZ E O CORONEL”. O juiz em questão é de futebol e é negro. Azar dele. Foi alvo perfeito para a raiva do CORONEL ANTÔNIO CHIARI. A matéria começa assim:
“O CORONEL REFORMADO DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO, ANTÔNIO CHIARI, como amante do futebol, certamente acompanhará com grande interesse a próxima COPA DO MUNDO. À luz de suas convicções mais íntimas, no entanto, conclui-se que torcerá pela SUÉCIA. Não lhe agrada a cor da pele dos jogadores brasileiros.
O CORONEL CHIARI protagonizou, no CLUBE DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO, um episódio relatado pelo jornalista DORRIT HARAZIM, em exemplar reportagem publicada no domingo, dia 5, pelos jornais O GLOBO e O ESTADO DE SÃO PAULO. A semifinal do campeonato interno do clube, em 4 de dezembro, tinha como um dos contendores o time em que o coronel joga de zagueiro e como juiz o ex-jogador profissional JOSÉ DE ANDRADE NETO, hoje professor de futebol e juiz credenciado pela Federação Paulista. O jogo corria tenso. O coronel é branco, o juiz é negro. A certa altura, o juiz aplica um cartão amarelo ao coronel. “Você tinha de ser dessa cor de m... para fazer isso”, reage o coronel. “Preto. Macaco. Olha essa pele, cor de m...”. O coronel é expulso. O jogo continua. Fora do campo, o coronel continua a atazanar os ouvidos do juiz: “Não sei o que esse preto está fazendo aqui”.
JOSÉ DE ANDRADE mora numa casinha de barro com a mãe, duas irmãs, sobrinhos e alguns dos oito filhos que amealhou em três casamentos. Como professor de futebol da criançada, ele é funcionário do Clube dos Oficiais da PM. O CORONEL CHIARI, além de ser coronel – o que não é pouco – integra a diretoria do clube. Por essas e outras, JOSÉ DE ANDRADE hesitou muito, remoendo sua humilhação em silêncio, ou no máximo em desabafos com a família, até que finalmente, 45 dias depois, tomou a decisão de registrar queixa no 20 º Distrito Policial de SÃO PAULO. Foi o passo culminante no “processo que levou um homem que sempre se sentiu indeciso na vida a buscar seus direitos no Estado brasileiro”, escreveu DORRIT HARAZIM.”
Essa é apenas uma parte do ensaio de ROBERTO POMPEU DE TOLEDO, que continua em seu artigo ainda com o fato ter-se insinuado a JOSÉ DE ANDRADE como “Você sabia que fui comandante da ROTA?. A observação era para JOSÉ DE ANDRADE saber com quem está falando. Essa situação ainda trará muitos outros comentários. Espalhou-se pela Polícia Militar e por muitos outros setores do Estado. Ao tomar conhecimento, na semana passada, do caso do Clube dos Oficiais da PM, o ministro interino da PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, DOUGLAS MARTINS DE SOUZA, determinou que o caso seja acompanhado por seu ministério. O secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do governo de SÃO PAULO, HÉDIO SILVA JÚNIOR, comentou que, se fizesse hoje o curso de formação de soldados da PM, o coronel seria reprovado. A Corregedoria da PM paulista instaurou procedimento para apurar o caso. Algo se move, no país, no assunto tão longamente negligenciado das ofensas de cunho racial.

AMÉRICO trabalha no computador que está a meu serviço. Com as pessoas que nos visitaram e outros atendimentos necessários nessa tarde, vamos passar as horas de permanência de uma maneira muito rápida. O nosso presidente não comparece hoje. Ele foi, juntamente com o CORONEL MENDES, na solenidade da TOMADA DE MONTE CASTELO, no COMANDO SUDESTE. O MENDES conta os principais lances desse evento. Ali, encontrou o CORONEL CANAVÓ, o TENENTE-CORONEL SANTIAGO, muitos outros conhecidos nossos.
Em casa, LUCINDA conta que já arrumou um pedreiro para reformar a casa dos baianos loucos, tão logo eles mudem e entreguem as chaves. Esse mesmo pedreiro irá demolir a moradia que foi do senhor JOSÉ DITO e que entregou as chaves ontem. LUCINDA tem pressa em construir um galpão para o PAULO CÉSAR trabalhar.    

Até o final do próximo mês, devem começar a funcionar em SÃO PAULO mais 2,9 km de trilhos do Metrô. É o prolongamento do RAMAL PAULISTA (LINHA 2- VERDE), que agora foi estendido rumo à Zona Sul e terá mais duas estações: CHÁCARA KLABIN, na altura do número 3.600 da Rua VERGUEIRO, na VILA MARIANA, e ESTAÇÃO IMIGRANTES, ao lado do Viaduto SAIOÁ, sobre a Avenida Dr RICARDO JAFET, na região do IPIRANGA. A inauguração da obra deve ser o último ato do governador GERALDO ALCKMIN, que é pré-candidato à Presidência e pretende deixar o cargo no dia 31 de março para se dedicar à eventual campanha eleitoral.  Cerca de 1.300 funcionários se revezam durante 24 horas, em ritmo acelerado, para que as obras estejam concluídas na data prevista. A maior parte dos trilhos entre as estações ANA ROSA, CHÁCARA KLABIN e IMIGRANTES já foram instalados. Hoje, operários terminavam de colocá-los no interior da ESTAÇÃO IMIGRANTES. A obra começou em 31 de março de 2004 e está sendo entregue no prazo previsto: dois anos depois. No total, foram gastos 922 milhões de reais. A extensão da linha do RAMAL PAULISTA deve trazer 90 mil novos passageiros por dia ao sistema metroviário. Até o final deste ano também deve ser inaugurada uma terceira estação na linha, a do ALTO DO IPIRANGA, entre as ruas Dr GENTIL DE MOURA e VISCONDE DO PIRAJÁ.
Construída com 30 metros de profundidade, a Estação CHÁCARA KLABIN, na VILA MARIANA, foi projetada para receber, no futuro, duas linhas de trens. A idéia é que passem pela estação a LINHA 2 do METRÔ (RAMAL PAULISTA) e também a LINHA 5 (LILÁS). Hoje, a LINHA 5 vai do CAPÃO REDONDO até o LARGO 13 DE MAIO, no bairro de SANTO AMARO, zona sul. Daqui a alguns anos, o projeto é que ela siga em direção ao bairro do BROOKLIN, passe pela região do IBIRAPUERA e suba até a ESTAÇÃO SANTA CRUZ do METRÔ, terminando na ESTAÇÃO CHÁCARA KLABIN, numa extensão de aproximadamente 10 quilômetros. 

GUARÁ RODRIGUES, que morreu hoje no RIO DE JANEIRO, não se notabilizou por papéis de protagonista nos inúmeros filmes de que participou. Como seu amigo WILSON GREY, GUARÁ foi um coadjuvante. De fato, se formos olhar a filmografia de GUARACY RODRIGUES, nascido em BELO HORIZONTE há 70 anos, encontraremos obras como SIGNO DO CAOS, de ROGÉRIO SGANZERLA, LOUCO POR CINEMA, de ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA, e uma série de trabalhos feitos com o cineasta JÚLIO BRESSANE: MATOU A FAMÍLIA E FOI AO CINEMA, O MANDARIM, BRÁS CUBAS, O REI DO BARALHO, BARÃO OLAVO, O TERRÍVEL Trabalhou também em vários filmes de NEVILLE D´ALMEIDA, como OS SETE GATINHOS, JARDINS DE GUERRA, RIO BABILÔNIA. GUARÁ fez parte do elenco de O CIRCO DE QUALIDADES HUMANAS, do diretor GERALDO VELOSO. 
  
A psicóloga THAÍS, de 27 anos, foi eliminada hoje do BIG BROTHER BRASIL 6. A loira de BELÉM DO PARÁ enfrentou o tradutor e ex-monge GUSTAVO, de 28 anos, no paredão. Indicada para a disputa pelo líder da semana (o paulista de SÃO BERNARDO DO CAMPO, CARLÃO), THAÍS recebeu 57% dos votos do público. Na saída da Casa, a psicóloga foi aplaudida pelos colegas, como acontece a cada despedida.

O supervisor de contas GUSTAVO FONSECA, 28 anos, não esquentou a cabeça com o beijo que sua mulher, KATILCE MIRANDA, 28 anos, deu na boca de BONO, na noite da segunda-feira, no palco do MORUMBI. “Na hora, eu fiquei com ciúmes”, conta ele, que viu o show pela TV de sua casa, em VOLTA REDONDA, no interior do RIO. “Mas, depois, fiquei emocionado por ela ter chegado perto dele (BONO)”. KATILCE subiu ao palco durante a execução da música “WITH OR WITHOUT YOU”. Ela e BONO dançaram de rostos colados e, na hora da despedida, trocaram um beijinho na boca. O marido diz que nem deu bola para as provocações que ouviu hoje. “Me chamaram de chifrudo, mas eu dei risada. No fundo, as pessoas têm inveja”. Foi GUSTAVO quem comprou os ingressos para o show do U2. Seu azar foi ter arrumado um emprego novo. Ele percebeu que seria impossível viajar e deu a entrada a um primo. KATILCE seguiu adiante para ver os ídolos de perto. No sábado, a bancária desembarcou pela manhã em uma rodoviária de SÃO PAULO e seguiu direto para o estádio. Durante o dia, ligou várias vezes para o marido e para o filho CAIO, 6 anos, de um orelhão na porta do estádio.
KATILCE foi alçada pelos seguranças para cima do palco. A primeira atitude de BONO foi pegar a máquina fotográfica da bancária. Os dois começaram a dançar. “Ele me disse para eu nunca mais esquecer aquele momento, conta. Ela ainda assinou papéis para autorizar o uso de sua imagem e só depois o vocalista do U2 se aproximou para devolver a máquina fotográfica. “Foi emocionante e muita gente legal veio falar comigo depois do show”, diz KATILCE.
Um amigo ofereceu ingressos para o show de hoje, mas ela se recusou a ficar em SÃO PAULO. “Estava com saudade da minha casa”. Depois de passar a noite na rodoviária, KATILCE embarcou para VOLTA REDONDA para curtir os 15 minutos de fama. “É muito gostoso, mas sei que amanhã ninguém mais vai se lembrar de mim”.

CONFIRMADO por laudo da Polícia Civil do DISTRITO FEDERAL que é falsa a assinatura do ex-presidente do PT, TARSO GENRO, na representação que pede a cassação do deputado ONYX LORENZONI. O pedido de cassação foi motivado pela acusação de LORENZONI de que o ex-ministro JOSÉ DIRCEU tenha omitido um empréstimo de 14 mil, em suas declarações.

A empresa LIMA ARAÚJO AGROPECUÁRIA foi condenada a pagar 5 milhões de reais por manter seus funcionários em condições análogas à escravidão. Foi a maior indenização por trabalho escravo na história do BRASIL, imposta pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Foram condenados por gestão temerária o ex-presidente do extinto banco EXCEL-ECONÔMICO, EZEQUIEL NASSER e os ex-diretores GILBERTO DE ALMEIDA NOBRE e DARCY GOMES DO NASCIMENTO. A Justiça substituiu a pena de prisão por prestação de serviços à comunidade, mas o Ministério Público entrou com recurso contra a alteração das penas. Em SALVADOR.

Foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado o medalhista olímpico VICENTE LENÍLSON, de 28 anos, que conquistou medalha de prata na Olimpíada de SYDNEY, em 2000. LENÍLSON foi acusado de violento atentado ao pudor pela noiva de HUDSON DE SOUZA, seu companheiro de equipe. O atleta poderá recorrer. Pela Primeira Vara Criminal de PRESIDENTE PRUDENTE.

Mesmo que não queira reconhecer, GUSTAVO KUERTEN parece estar cada vez mais próximo da aposentadoria. O ex-número 1 do mundo já disse que pode parar se não voltar a jogar em alto nível até o final do ano. Hoje ele foi um fiasco em sua volta ao circuito. GUGA foi derrotado pelo desconhecido gaúcho ANDRÉ GHEM (313 º) logo em sua estréia no ABERTO DO BRASIL, na COSTA DO SAUÍPE. O tricampeão de ROLAND GARROS não disputava uma partida de simples desde o ABERTO DOS EUA, em setembro do ano passado. Nesse período, GUGA deu prioridade à parte física nos treinos. O retorno estava marcado para o TORNEIO DE VIÑA DEL MAR, no CHILE, no fim de janeiro, mas GUGA desistiu de jogar devido a uma contusão no tornozelo direito. Depois, ele ficou fora do ABERTO DE BUENOS AIRES.  É a segunda vez em que GUGA cai na primeira rodada no SAUÍPE. Em 2001, ele perdeu para FLÁVIO SARETTA. Depois, recuperou-se com dois títulos (2002 e 2004). Em 2003, conseguiu chegar até a semifinal.
Se GUGA decepcionou, FLÁVIO SARETTA surpreendeu em sua estréia no ABERTO DO BRASIL. Ele venceu hoje o espanhol JUAN CARLOS FERRERO, ex-número 1 do mundo. Assim, se vingou da derrota para o rival na semana passada, na ARGENTINA.   

Um carro-bomba explodiu hoje num mercado de rua no bairro de DORA, sudoeste de BAGDÁ, matando 22 pessoas e ferindo pelo menos 28, segundo a polícia. Crianças aterrorizadas gritavam e mulheres que perderam parentes praguejavam contra os terroristas, em meio aos destroços e poças de sangue. O veículo estava estacionado perto do mercado, mas as autoridades acreditam que o alvo eram os policiais de uma delegacia situada a 30 metros do local dos explosivos, detonados por controle remoto. Vários carros e lojas ficaram em chamas. Um iraquiano suspeito de ter acionado o detonador foi preso nas imediações do mercado. Por ter população xiita e sunita, o bairro de DORA se tornou um dos mais perigosos de BAGDÁ depois da queda de SADDAM HUSSEIN, em 2003. Quase diariamente explodem carros-bomba ou artefatos deixados diante de lojas ou restaurante.

O arcebispo americano e ex-presidente do BANCO VATICANO, PAUL MARCINKUS – BANQUEIRO DE DEUS - morreu na noite de ontem, em casa, segundo a diocese de PHOENIX (ARIZONA) nos EUA, aos 84 anos. Ele não estava bem nos últimos dias, mas ninguém confirmou a causa de sua morte. O arcebispo ficou famoso depois que a Justiça italiana o acusou de envolvimento na quebra do BANCO AMBROSIANO, em 1986, quando presidia o Instituto para as Obras Religiosas, mais conhecido como BANCO VATICANO. A Corte Suprema da ITÁLIA arquivou o caso em junho de 1988, ao declarar que o arcebispo não poderia ser processado. Em 1990, MARCINKUS deixou o VATICANO e se mudou para os EUA. Ele havia sido nomeado secretário do IOR pelo PAPA PAULO VI, em 1969. Dois anos depois, virou presidente do órgão, onde ficou por quase 18 anos. O banco já foi acusado de ajudar italianos ricos a sonegar impostos, de ter lavado dinheiro para a máfia e de servir como canal para financiamento ilícito de campanhas políticas. Um dos casos mais famosos, porém, foi o envolvimento da instituição com o colapso do BANCO AMBROSIANO.  Na base do escândalo estavam cartas do BANCO VATICANO garantindo operações duvidosas realizadas pelo AMBROSIANO, que usou as garantias da Igreja em negócios fraudulentos. As cartas foram assinadas por MARCINKUS. Em uma série de escândalos, o AMBROSIANO quebrou com um rombo de US$1,2 bilhão.    

O condenado à morte MICHAEL MORALES viu hoje sua execução marcada para a prisão de SAN QUENTIN (CALIFORNIA), ser adiada no último minuto. Tudo graças à “rebelião” de dois anestesistas que se recusaram a participar do procedimento por “razões éticas”. MORALES, de 46 anos, estuprou e assassinou, em 1981, a jovem TERRI WINCHELL, então com 17 anos. A execução estava marcada para zero hora (horário local). MORALES iria ser o primeiro condenado na CALIFÓRNIA a ser morto com uma injeção letal de três compostos químicos. Caberia aos médicos anestesistas ministrar uma dose de pentotal sódico para deixar MORALES inconsciente antes da injeção letal. Caso o homicida acordasse ou demonstrasse estar sentindo dor antes da execução, caberia aos médicos interferir no processo.

O Presidente da AUTORIDADE PALESTINA, MAHMOUD ABBAS, aprovou o nome de ISMAIL HANIYA, de 43 anos, como primeiro-ministro. ISMAIL foi indicado pelo grupo radical HAMAS, vencedor das eleições legislativas palestinas de 25 de janeiro. Em represália, o primeiro-ministro interino de ISRAEL, EHUD OLMERT, declarou que vai congelar o repasse de 50 milhões de dólares mensais à ANP. O governo iraniano garantiu apoio financeiro a HANIYA para compensar a perda.

RENUNCIOU ao cargo de reitor da UNIVERSIDADE HARVARD, uma das mais prestigiosas do mundo e a mais rica dos EUA, LAWRENCE H. SUMMERS. Ele encerra um mandato polêmico, que incluiu o comentário sobre a “inabilidade nata das mulheres para a ciência”. Em 2005, havia sofrido um voto de desconfiança por parte do corpo docente (o primeiro desde a fundação da universidade, em 1636). SUMMERS, que foi secretário do Tesouro no governo de BILL CLINTON, deixará o cargo em 30 de junho. Em CAMBRIDGE.  

2 007     :    -     QUARTA-FEIRA DE CINZAS
A FELICIDADE VERDADEIRA NÃO DEPENDE DE FATORES EXTERNOS. ASSIM COMO A ÁGUA DA FONTE BROTA DA TERRA, A FELICIDADE REAL VEM DE DENTRO: DE NOSSOS SENTIMENTOS, IDÉIAS E EMOÇÕES.
                                                                   WILLIAM LYONS PHELPS

Não haverá expediente na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas vou para a cidade porque tenho de manter contatos a respeito das comemorações do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista. Contamos com a Associação Comercial e a OAB e as ligações devem se iniciar ainda em fevereiro. Em 2002, quando comemoramos os setenta anos da Revolução, tivemos muito trabalho para organizar uma Comissão. Agora, vamos dar um cunho nacional nos eventos dos setenta e cinco anos. Ajudam-me: CARBAIA, PASSOS e CARMELO, além de vários oficiais. A maioria ainda não está refeita do Carnaval. VICTÓRIO, por exemplo, tomou muita chuva no dia de ontem, quando esteve na zona sul em serviço de segurança. Estavam juntos: GESOFATO, NILDO e FELIPE. Há certas queixas com respeito ao GESOFATO. Com uma certa idade, mas querendo visitar vários lugares de SÃO PAULO, “exige” a companhia de companheiros seus da PMESP, não querendo saber se eles podem ou não podem “pajeá-lo”. Seu estágio já teria terminado e não quer retornar para sua Corporação.  
AMÉRICO ajuda-me com um programa CODEC, que pretendo colocar em meu computador. Ele faz uma cópia usando um CD. Ainda nesta tarde, procuro verificar a possibilidade de arrumar trezentos reais para a MARLENE, conforme pedido feito para a LUCINDA. Mas isso somente poderá ser feito mexendo nos vencimentos deste mês. Por volta das 15 horas, estou retornando para GUARULHOS.
Recebo um telefonema do GINO. Ele se esqueceu de que tínhamos combinado fechar o MMDC na quarta-feira de cinzas. Por volta das 16 horas, conseguiu se encontrar com o CORONEL MENDES, nas imediações da Sociedade.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA começou sua reforma ministerial pelo segundo escalão. Hoje, o ministro da Defesa, WALDIR PIRES, anunciou a nomeação pelo presidente dos três novos comandantes: do Exército, GENERAL DE EXÉRCITO ENZO MARTINS PERI; da Marinha, ALMIRANTE JÚLIO SOARES DE MOURA NETO, e da Aeronáutica, BRIGADEIRO JUNITI SAITO.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, depois de cerca de uma hora de conversa no gabinete presidencial, na qual estavam presentes também os três comandantes que deixam o cargo, o GENERAL DE EXÉRCITO FRANCISCO ALBUQUERQUE, o ALMIRANTE ROBERTO GUIMARÃES CARVALHO e o BRIGADEIRO LUIZ CARLOS BUENO.

O professor de biologia USALDO MENDES RAMOS, de 56 anos, foi assassinado ontem à noite, em MOCOCA, a 270 km de SÃO PAULO. Ele é pai da secretária FERNANDA KARINA SOMAGGIO, ex-funcionária do publicitário MARCOS VALÉRIO – acusado de participar do esquema do mensalão, um dos maiores escândalos do país. A polícia prendeu dois homens. “Foi tentativa de assalto. A vítima morreu ao reagir”, disse o delegado JOSÉ DE CARVALHO, da Seccional de CASA BRANCA.
Na fuga, os bandidos deixaram para trás um revólver 32 (com cinco cápsulas intactas e uma deflagrada) e dois pares de tênis, que tiraram antes de entrar na casa porque estavam sujos e molhados.

Após nove meses fechada, foi liberada parcialmente hoje a PRAÇA DA REPÚBLICA, no centro da Capital. Falta refazer o piso do entorno do prédio da Secretaria Estadual da Educação, embora a Prefeitura afirme que a obra está concluída.
Há entulho de piso quebrado amontoado no local, mas a assessoria da Prefeitura alega que essa parte da obra pertence a outro projeto. A previsão da administração municipal é de que até março tudo esteja concluído. A abertura da PRAÇA DA REPÚBLICA estava prevista para janeiro, mas a reforma atrasou.

O governo do Estado anunciou agora à noite a demissão do presidente do Metrô, LUIZ CARLOS DAVID. O posto será ocupado interinamente pelo secretário de Transportes Metropolitanos, JOSÉ LUIZ PORTELLA.
DAVID, que estava no cargo desde a gestão GERALDO ALCKMIN, vinha se desgastando com a equipe do atual governador JOSÉ SERRA, desde o acidente nas obras da estação PINHEIROS da LINHA 4, que deixou sete mortos no último dia 12 de janeiro.
O clima entre PORTELLA e DAVID ficou pior na semana passada, quando a TV GLOBO divulgou que um laudo elaborado a pedido do consórcio VIA AMARELA, responsável pela obra, colocava sob suspeita as condições de segurança de uma outra estação da LINHA 4, a FRADIQUE COUTINHO. Hoje, tanto DAVID quanto PORTELLA evitaram o contato com a imprensa. Os dois não atenderam telefonemas e não teriam dado expediente.

O carnaval de rua da Favela SÃO REMO, no JAGUARÉ, zona oeste da Capital, terminou em tragédia. A balconista MARIA CÍCERA SANTOS PORTELA, de 24 anos, foi morta com um tiro na cabeça enquanto assistia a sacada de um sobrado a passagem do bloco “CARNAVAL DO OVO”, que é acompanhado de uma guerra de ovos entre moradores. O acusado pelo disparo é um soldado da PM.
Testemunhas dizem que quatro PMs chegaram no local atirando para cima. Já os policiais alegaram que foram à favela para atender a uma ocorrência de arrastão. O PM JOSÉ ÁLVARO PEREIRA DA SILVA, 38 anos, apontado pela própria polícia como o responsável pelo disparo que matou a jovem, foi preso em flagrante e indiciado por homicídio culposo. PEREIRA pagou fiança de 300 reais e responderá o inquérito em liberdade. Ele foi afastado de suas funções e pode ser expulso da Corporação.

A BEIJA-FLOR confirmou seu favoritismo, faturou o título de 2007 e reconquistou a hegemonia do Carnaval carioca nesta década. É o quarto título da escola de NILÓPOLIS nos últimos cinco anos e o décimo em sua história.
Última das 13 agremiações do Grupo Especial a desfilar, a BEIJA-FLOR conquistou o público do Sambódromo com o enredo “ÁFRICAS: DO BERÇO REAL À CORTE BRASILIANA”. E conquistou também os jurados: ficou 1,4 ponto à frente da segunda colocada, o que é considerado uma larga vantagem. A GRANDE RIO ficou em segundo lugar, seguido da MANGUEIRA, VIRADOURO, TIJUCA, VILA ISABEL, SALGUEIRO, PORTELA, IMPERATRIZ, PORTO DA PEDRA, MOCIDADE, IMPÉRIO SERRANO E ESTÁCIO DE SÁ. As duas últimas foram rebaixadas para o GRUPO DE ACESSO. A campeã do GRUPO DE ACESSO foi a SÃO CLEMENTE.

O Carnaval de SALVADOR terminou oficialmente no início da tarde com um “arrastão” promovido por CARLINHOS BROWN e IVETE SANGALO. A forte chuva que atingiu a capital baiana no início da manhã atrasou a saída dos dois trios – os únicos a desfilar durante o dia de hoje pela cidade – mas não esfriou o público.

Após 45 anos de desfiles pós-carnavalescos, o bloco BACALHAU DO BATATA estreou seu hino hoje, em OLINDA (PE). A música traz referências à essência do bloco, criado por um garçom, ISAÍAS FERREIRA DA SILVA, o BATATA, para proporcionar um dia de folia aos que trabalham durante o Carnaval. O BACALHAU DO BATATA é comandado desde 1994 por GILVAN ARAÚJO, cunhado do seu fundador. BATATA morreu em 1993, mas sua iniciativa se manteve. Outros 28 blocos desfilaram.

No lançamento da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2007, a Confederação Nacional dos Bispos do BRASIL – CNBB – considerou a gestão de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA incapaz de conter o desmatamento na AMAZÔNIA. Apesar de reconhecer o esforço federal, o secretário-geral da entidade, dom ODILO SCHERER, disse que as medidas ainda são insuficientes para preservar a floresta. No lançamento da campanha, que tem a região amazônica como tema central, foram feitas críticas e cobranças ao governo.   

Na estréia do CORINTHIANS na COPA DO BRASIL, hoje à noite, em ARACAJU, a equipe de LEÃO apenas empatou com a equipe sergipana PIRAMBU, por 1 a 1 e vai ter de enfrentar o jogo de volta na próxima quinta-feira, dia 29, no PACAEMBU. A vantagem é que poderá empatar sem gols que ficará com a vaga. O corintiano GUSTAVO abriu o placar para o PIRAMBU, após marcar um golaço contra. Quatro minutos depois, o próprio zagueiro deixou tudo igual.

Nasceu nesta quarta-feira a segunda filha da atriz CLÁUDIA ABREU, FELIPA, de parto normal, na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO. CLÁUDIA e o marido, cineasta JOSÉ HENRIQUE FONSECA, já são pais de MARIA, de seis anos.

Pela segunda vez em dois dias consecutivos, rebeldes lançaram um ataque químico contra civis iraquianos. Uma caminhonete carregando latas de gás de cloro explodiu hoje na frente de um posto de gasolina em BAGDÁ, matando cinco pessoas. Outras 75 foram encaminhadas a hospitais com sintomas de envenenamento. Extremamente tóxico, o cloro pode afetar o sistema respiratório e queimar a pele.
Na terça-feira, um caminhão carregado de cloro explodiu em TAJI, ano norte de BAGDÁ, matando 9 pessoas e ferindo cerca de 150, a maioria por inalar o gás.

O primeiro-ministro italiano, ROMANO PRODI, renunciou hoje após seu governo de centro-esquerda ter sido derrotado numa votação-chave do Senado sobre política externa. A moção do governo, que pedia apoio do Senado à missão militar italiana no AFEGANISTÃO, não passou apenas por dois votos, ao receber 158 dos 160 votos necessários para sua aprovação. Os votos contrários totalizaram 136. O presidente italiano, GIÓRGIO NAPOLITANO, tem o direito constitucional de pedir ao primeiro-ministro demissionário que forme um novo governo. PRODI afirmou que só aceitará continuar no cargo se tiver o apoio total da maioria de centro-esquerda.   

Num contraste à decisão já anunciada pelo presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, de enviar mais 21.500 homens ao IRAQUE, o principal aliado dos americanos na guerra, a GRÃ-BRETANHA, anunciou hoje a retirada de 1.600 soldados nos próximos meses. O número corresponde a quase um quarto do atual contingente britânico no país, que é de 7.100. A GRÃ-BRETANHA chegou a ter 40 mil soldados no IRAQUE, na época da invasão, em março de 2003. O anúncio da retirada foi feito hoje pelo premier TONY BLAIR ao Parlamento britânico. Espera-se que as tropas se retirem do país até agosto.

A polícia americana de fronteira informou hoje ter prendido 40 imigrantes ilegais brasileiros encontrados dentro de um caminhão que cruzou a fronteira entre MÉXICO e ESTADOS UNIDOS. Os imigrantes serão deportados.
A patrulha de fronteiras informou que o grupo – formado por homens, mulheres e crianças – conseguiu chegar até o posto de checagem de FALFURRIAS, cerca de 120 km dentro do território americano.
Os imigrantes ilegais brasileiros estavam sentados no chão do caminhão sem janelas, de acordo com imagens mostradas pela emissora de TV dos EUA “NEWSCHANNEL5”. O motorista do caminhão, um cidadão americano da cidade de WESLACO, TEXAS, foi preso pela polícia acusado de transporte ilegal.

Recebeu alta médica a menina AMILLIA SONJA TAYLOR, que se tornou o bebê mais prematuro do mundo a sobreviver. AMILLIA nasceu em outubro depois de apenas 21 semanas e seis dias de gestação – uma gravidez normal dura de 38 a 42 semanas. Ao nascer, tinha apenas 284 gramas e 24 centímetros. Depois de quatro meses na incubadora, atingiu dois quilos. Ela goza de boa saúde. Em MIAMI. 

2 008       :       -     QUINTA-FEIRA
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO – CADERNO METRÓPOLE
ROTA MATOU SOBREVIVENTE DE ATAQUE DE GRUPO DE EXTERMÍNIO. TESTEMUNHA DE DUPLO HOMICÍDIO ATRIBUÍDO AOS MATADORES DO 18 FOI ASSASSINADA EM JANEIRO.
O porteiro SIDNEY MARTINS DULFRAYER, de 23 anos, sobreviveu ao grupo de extermínio formado por policiais militares do 9º e do 18º Batalhões da zona norte, mas não escapou dos homens das Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA). Testemunha e vítima de um crime atribuído aos chamados MATADORES DO 18, DULFRAYER morreu com vários tiros em 22 de janeiro -  segundo os homens da ROTA, porque resistiu de arma na mão à ordem de prisão quando fugia com um ECOSPORT roubado. Ele estava em companhia de dois outros homens, também mortos pela equipe 91403 da ROTA.

Chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro o CORONEL MENDES. Conversamos a respeito da reunião do CONSELHO DELIBERATIVO, marcada para o próximo dia 27, pelo CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA. Ontem, o CEL JAIRO estava preocupado com o balancete de 2006. Houve entendimentos com o ROMAGNOLI, que secretariou a última reunião do Conselho Fiscal, por causa de erros na confecção da ata, e também com o próprio FERNANDO DAVID, presidente do Conselho Fiscal, que mandou hoje cedo o livro do balancete de 2006. MENDES conversa com o GINO por telefone. Ele não virá hoje ao MMDC.
CARBAIA vai até MAUÁ, aonde irá se consultar numa clínica médica. Está com problemas urológicos. COLOMBO almoça comigo num restaurante que é vizinho da Sociedade. Diz o COLOMBO que talvez amanhã ele seja chamado para fazer a segurança num campus de DIADEMA (Cursos de Farmácia e Química). Ele se candidatou a isso, mas há uma lista um pouco extensa de candidatos. 

A forte chuva do começo da noite causou transtornos na capital e no ABC. Parte do muro da cabeceira do Aeroporto de CONGONHAS caiu por volta das 20 horas. Não houve feridos. A tempestade provocou ainda o transbordamento do RIBEIRÃO DOS COUROS no km 13 da VIA ANCHIETA, na divisa de SÃO PAULO e SÃO BERNARDO DO CAMPO. As pistas expressas da rodovia, nos dois sentidos, foram fechadas. A Avenida do Estado também ficou debaixo dágua.
Em SANTO ANDRÉ, a estação da CPTM virou um rio. A linha D, que liga a Estação da LUZ, no Centro, e RIO GRANDE DA SERRA, teve o tráfego interrompido.
Foi encontrado o corpo de SAMARA OLIVEIRA DE SOUZA, de 19 anos, no RIO GRANDE, na barragem da Usina Termoelétrica de PIRATININGA, já nas margens da Represa BILLINGS. A garota havia desaparecido no domingo, durante um temporal. Ela foi carregada pela correnteza do Córrego FEITIÇO DA VILA, na Rua CEFALÔNIA, no CAPÃO REDONDO.
Duas pessoas caíram nos trilhos da Estação TATUAPÉ, no sentido BARRA FUNDA, da LINHA 3- VERMELHA do Metrô. As vítimas – dois homens que ainda não foram identificados – pularam nos trilhos. A linha ficou bloqueada entre as estações BELÉM e PATRIARCA. Uma das vítimas morreu.

Em jantar realizado nesta noite no Cassino dos Oficiais do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), o TENENTE-BRIGADEIRO PAULO BRITTO recebeu o carinho dos amigos e companheiros de farda em sua despedida da Direção do Comando Geral de Apoio (COMGAP), bem como as manifestações de extremo sucesso em sua nova missão, pois irá assumir a chefia do Estado Maior da Força Aérea Brasileira, em BRASÍLIA.
O BRIGADEIRO-DO-AR NILSON SOILET CARMINATI, diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, que até o ano passado dirigia o Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), lembrou que o TENENTE-BRIGADEIRO BRITTO sempre deu grande valor aos recursos humanos da FAB. Além de CARMINATI compareceram ao jantar: BRIGADEIRO-INTENDENTE PAULO SILVEIRA, Diretor da Subdiretoria de Abastecimento; CORONEL Av LUIZ ALVES DE BARROS SANTOS, ex-diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo; CORONEL Av EDGARD DE OLIVEIRA JÚNIOR, Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica; Ex-Ministro BRIGADEIRO BAUER; BRIGADEIRO MENDES e outros oficiais e civis amigos do homenageado. 

Mesmo sem ter sido brilhante, o SANTOS venceu o GUARANI por 3 a 1 nesta noite, na VILA BELMIRO, reabilitando-se da derrota para o lanterna RIO PRETO e ainda espantou a crise que ameaçava resultar na demissão de ÉMERSON LEÃO. O resultado também serviu para tirar o SANTOS da zona de rebaixamento do Campeonato Paulista.
O SÃO PAULO precisou de uma só jogada para voltar à zona de classificação. Com dois gols de cabeça de BORGES, após cruzamentos precisos de ZÉ LUÍS, o TRICOLOR venceu o PAULISTA por 2 a 1, no MORUMBI, e se recuperou da derrota sofrida no domingo diante do MARÍLIA.
O GUARATINGUETÁ não aproveitou a colher de chá dada pela PONTE PRETA, que perdeu na quarta para o BARUERI por 2 a 0, e foi derrotado em casa para o SÃO CAETANO, por 1 a 0. O caçula MIRASSOL se recuperou das derrotas sofridas nas duas últimas rodadas e bateu o JUVENTUS por 2 a 0, em MIRASSOL. Em BAURU, o NOROESTE venceu o MARÍLIA e voltou a ficar entre os quatro primeiros colocados que vão às semifinais do PAULISTÃO.

Pelo menos 13 pessoas morreram e dez estão desaparecidas em conseqüência de um naufrágio no RIO AMAZONAS, na noite de ontem. Por volta das 22 horas, segundo a Polícia Militar, o barco ALMIRANTE MONTEIRO se chocou com uma balsa em uma comunidade próxima a ITACOATIARA. As duas embarcações estavam iluminadas e a noite teria boa visibilidade. O barco, que levava ao menos 110 passageiros, saiu do município de ALENQUER (PA) com destino a MANAUS.

A Justiça paulista condenou a 60 anos de prisão cada um dos dois criminosos que confessaram ter queimado vivas quatro pessoas em dezembro de 2006, em BRAGANÇA PAULISTA. Três dos mortos eram pai, mãe e o filho de apenas 5 anos de idade. O crime chocou a cidade e revoltou também o país, pela crueldade utilizada pelos marginais. A Promotoria de Justiça disse que vai pedir para que a pena por latrocínio seja elevada a 120 anos de prisão. A defesa dos réus também deve recorrer da sentença. A dupla de assassinos – o autônomo JOABE SEVERINO RIBEIRO e o eletricista LUÍS FERNANDO PEREIRA – ficou conhecida como “os monstros de BRAGANÇA”.

Pela primeira vez na história, o BRASIL deixou de ser devedor e passou a credor internacional, informou hoje o BANCO CENTRAL. Em janeiro, os ativos brasileiros no exterior superaram em cerca de 4 bilhões de dólares o total da dívida externa pública e privada. “Estamos superando um longo período caracterizado por vulnerabilidade e crise, causadas principalmente pela dificuldade em honrar o passivo externo do País”, afirmou o presidente do BC, HENRIQUE MEIRELLES, por meio de nota oficial.  A divulgação de que as reservas internacionais já cobrem a dívida externa deu impulso à valorização do real. O dólar fechou o dia cotado a R$1,711, menor valor desde maio de 1999.

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR, de 76 anos, recebeu alta do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde estava internado desde a manhã de ontem. ALENCAR foi submetido a um procedimento de radiofreqüência, parte do tratamento contra um câncer abdominal. Segundo boletim assinado pelos médicos ANTÔNIO CARLOS LIRA e RIAD YOUNES, ele se recuperou bem da sessão. ALENCAR luta contra a doença desde 1997, quanto retirou tumores do rim e do estômago. Desde então, sofreu seis cirurgias.

Confirmado que um coquetel de cinco calmantes causou a morte do lutador de jiu-jitsu RYAN GRACIE, em dezembro de 2007. Antes de tomar os remédios, o atleta já havia consumido cocaína e maconha. O psiquiatra SABINO DE FARIA NETO, que receitou os calmantes, será indiciado por homicídio culposo.

Nesta quinta-feira a top model CAROLINE RIBEIRO assinou contrato com a MTV para apresentar o programa A FILA ANDA, que entra na grade da emissora após a saída de DANIELLA CICARELLI.

A indignação dos sérvios diante da proclamação da independência de KOSOVO, explodiu hoje em BELGRADO, na SÉRVIA, numa manifestação que reuniu pelo menos 150 mil pessoas. Inicialmente pacífica, a manifestação tornou-se violenta quando centenas de pessoas invadiram a embaixada dos EUA, ateando fogo em partes do complexo, que estava fechado e sem segurança.
Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, incluindo 32 policiais e um jornalista holandês. Um corpo carbonizado foi encontrado na embaixada americana. Diplomatas americanos disseram que ninguém do corpo diplomático ficou ferido e que, provavelmente, o corpo pertence a algum manifestantes que ficou preso no prédio.
O protesto foi encabeçado pelo próprio primeiro-ministro da SÉRVIA, VOJISLAV KOSTUNICA. “Enquanto nós vivermos, KOSOVO é SÉRVIA”, disse o chefe de governo, num palanque montado na frente do Parlamento.
Embora atualmente 90% dos 2 milhões de habitantes da ex-província sérvia sejam de etnia albanesa, KOSOVO é considerado historicamente o “coração” da SÉRVIA por ter sido uma região importante do REINO SÉRVIO durante a IDADE MÉDIA.
A RÚSSIA, aliada da SÉRVIA, pode impedir o ingresso do país na ONU, em cujo Conselho de Segurança tem poder de veto. As embaixadas britânica, croata e canadense também foram alvos de ataques, assim como agências de bancos estrangeiros.

A virulenta manifestação de hoje em BELGRADO contrasta fortemente com a atmosfera em PRISTINA, capital de KOSOVO. Na cidade de 600 mil habitantes, o clima é de celebração e expectativa em relação a um futuro melhor.  

ANA GONZÁLEZ, uma das maiores atrizes no CHILE, morreu hoje à noite, aos 92 anos. ANA GONZÁLEZ, que atuou principalmente em papéis cômicos, mas também obteve êxito nos dramáticos, morreu por problemas hepáticos e renais após viver muitos anos reclusa, vítima do mal de ALZHEIMER. Ela nasceu em SANTIAGO em 1915 e começou a carreira no teatro ainda jovem, para depois destacar-se nos primeiros filmes do cinema chileno. Na década de 1990, GONZÁLEZ ganhou fama em comédias e programas de humor para a TV. Também foi conhecida por sua adesão às idéias políticas de esquerda na ditadura de PINOCHET.

2 009      :      -     SÁBADO DE CARNAVAL
LUCINDA está novamente apreensiva por causa do seu irmão JOSÉ. Ele novamente está internado no Hospital CARLOS CHAGAS. O médico que o operou mandou fazer uma drenagem no corte, que estava purgando. DORA não pode ficar ao lado do marido porque ele está numa enfermaria, junto com outros pacientes.
A família da KÁTYA EL MOUALLEM já se encontra em CARAGUATATUBA, juntamente com o PAULO CÉSAR. Chegaram por volta das 4 horas da madrugada. A KÁTYA telefona para a LUCINDA, sossegando-a quanto à viagem realizada altas horas da noite.
Os jornais de hoje trazem notícias do início do carnaval 2009. Hoje será o segundo dia do desfile das escolas de samba no ANHEMBI: LEANDRO DE ITAQUERA faz a festa das periferias do Brasil para o mundo...Salve, salve nossa estrela REGINA CASÉ. A PÉROLA NEGRA mostra o enredo dos caminhos da ÍNDIA, em busca da pérola sagrada. Depois entra MOCIDADE ALEGRE da chama da razão ao palco das emoções...Sou a máquina, sou vida...Sou coração pulsando forte na avenida. Em seguida, ACADÊMICOS DO TUCURUVI com o esplendor de uma VILA RICA, relicário da Pátria, patrimônio da humanidade. GAVIÕES DA FIEL mostra que o sonho comanda a vida, quando o homem sonha o mundo avança. A fantástica velocidade da roda para a evolução humana. O enredo da VAI-VAI é “mens sana et corpore sano”, o milênio da superação. Finalmente, a IMPÉRIO DA CASA VERDE entra na avenida mostrando o tigre, exalta seu pavilhão. São quinze anos de paixão. É festa, é ferido, é celebração.    
Recebo, pela internet, do DJALMA PEREIRA:
Entrevista Extemporânea - Cel Silvio Gama
Eu estava, sexta-feira passada, na sede da Academia Alagoana de Letras, durante o velório no qual pranteávamos o falecimento do confrade Ib Gato Falcão e, contava a um grupo de amigos que ele gostava de me chamar de general, em tom de brincadeira, pensando que a promoção me agradava.
Nesta ocasião, um jornalista que fazia a cobertura do velório dirigiu-se a mim e comentou:
– Professor, tenho acompanhado sua vida literária e nunca soube que o senhor pertence ao Exército. Aproveitando a oportunidade e porque o acho perfeitamente integrado à vida civil, desejo saber como o senhor vê a Revolução de 1964.
Pergunta inoportuna, mas se para ela eu não desse resposta poderia, o meu silêncio, ser interpretado como uma fuga para evitar uma opinião contrária. Resolvi encarar o curioso e respondi:
– Da Revolução eu acho que foi uma aventura apressada de uma camarilha que desejava entregar o nosso Brasil nos braços de uma ditadura comunista. Porém da Contra Revolução que ela ensejou, acho que foi uma atitude acertada do Exército, atendendo ao clamor popular.
 – Mas a Contra Revolução instalou uma ditadura militar que permaneceu por mais de vinte anos. Ponderou ele.
– Chamam de ditadura um governo democrata que manteve a autonomia dos três poderes; Que manteve o processo eleitoral funcionando; Que respeitou os direitos individuais de todas as pessoas de bem; Que prendeu bandidos e delinqüentes que se escondiam atrás de um falso idealismo, onde o individualismo interesseiro predominava; Que mais trabalhou, comparando-se as suas atividades com as de todos os governos que o antecederam.
 – Mais só uma pergunta, coronel ...( o meu modo decidido e firme com o qual eu dava as respostas, já estava fazendo com que ele colocasse os pontos nos is)..., em sua opinião a Contra Revolução cometeu erros?
– Cometeu um só. O de não ter feito com o bando de assassinos, ladrões de bancos e de carga de caminhões, seqüestradores iguais aos que, hoje, atormentam à nossa população, o mesmo que Fidel Castro fez em Cuba – e que eles tanto aplaudem: eliminação sumária. Só assim estaríamos livres dessa horda de ladrões que, comprando a democracia, situaram-se no poder; saqueia o erário público; se auto premiam com indenizações bilionárias por prejuízos morais inexistentes; incentivam, pelo mau exemplo, promovendo o esfacelamento da ética e da moral na sociedade.

Cel Silvio Gama é Aspirante de Artilharia, da Turma TUIUTI - 08 Jan 44, da antiga Escola Militar do Realengo, hoje Cel Reformado, renomado escritor, autor de vários livros, em prosa e poesia, por isso que é prestigiado membro da Academia Alagoana de Letras
 BRASIL acima de tudo !!!

O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva do MAJOR PM HERMES APARECIDO COSTA, do 14º BPMM. Nasceu no dia 25 de abril de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1986; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 25 de agosto de 1997. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. 

Assisto pela internet a entrevista do Professor de ética e filosofia da UNICAMP, ROBERTO ROMANO, ao UOL NOTÍCIAS. Fala sobre as notícias que movimentaram a política brasileira no início do ano: do escândalo do castelo do deputado EDMAR MOREIRA à cassação do governador da PARAÍBA, CÁSSIO CUNHA LIMA; da fila de testemunhas de defesa no processo do mensalão ao início da campanha para a sucessão presidencial em 2010. Passo essa entrevista para os meus amigos virtuais.

O empate em 2 a 2 foi o mais razoável entre PALMEIRAS e PORTUGUESA, no CANINDE. A equipe do PALESTRA ITÁLIA manteve a liderança da competição, com 22 pontos, e a PORTUGUESA fechou o dia no G4, com 15 pontos. O PALMEIRAS chegou a estar vencendo por 2 a 0.
ELIAS mostra seu lado artilheiro. O volante faz 2 gols e o CORINTHIANS bate o GUARATINGUETÁ por 3 a 1. No jogo BARUERI 1 x SÃO PAULO 3, BORGES decide para o SÃO PAULO. Atacante volta a brilhar, após gol salvador pela LIBERTADORES, e marca dois nesta vitória. O SANTO ANDRÉ derrota o GUARANI, no ABC, por 2 a 0, e se aproxima do G4. O GUARANI acabou entrando na zona do rebaixamento, em 17º lugar.

Ao ganhar da irmã SERENA, nas semifinais de DUBAI, VENUS WILLIAMS não teve modéstia e garantiu: “Minha irmã é a primeira do ranking, mas somos as melhores do mundo”. VENUS WILLIAMS tem marca impressionante em decisões do circuito da WTA. Nas últimas oito vezes que chegou à conquista do título, ergueu a taça em sete. Foi o primeiro título em 2009. A americana recebeu o belo troféu das mãos da princesa HAYA BINT AL-HUSSEIN, mulher do xeque MOHAMMED BIN RASHID, administrador de DUBAI e primeiro-ministro dos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS.
A final do ATP de MARSELHA terá dois representantes da casa: JO-WILFRIED TSONGA e MICHAEL LLODRA. Decidem o título amanhã. Nas semifinais, hoje, TSONGA bateu o sérvio NOVAK DJOKOVIC. Foi a quarta vitória seguida do francês sobre DJOKOVIC. LLODRA passou pelo compatriota GILLES SIMON.   

O GALO DA MADRUGADA tomou conta das ruas do RECIFE, reforçando o titulo de maior agremiação carnavalesca do mundo, agora também detentor do título de patrimônio cultural e imaterial de PERNAMBUCO, carnaval que tem na ministra DILMA ROUSSEFF sua maior garota-propaganda. Desde às 7 horas, a folia e a irreverência dominaram a concentração do GALO, no FORTE DAS CINCO PONTAS. A criatividade era a característica dos foliões, seja em fantasias ricas – como as dos membros do carro abre-alas – ou em personagens que já viraram marca registrada do carnaval. Trinta e cinco trios elétricos e três carros alegóricos animaram a multidão, levando orquestras de frevo, artistas e bandas como QUINTETO VIOLADO e NAÇÃO ZUMBI. Numa festa que se orgulha de ser democrática, também houve espaço para as bandas CAPYPSO e SAIA RODADA.
Neste ano, 4 mil homens das polícias civil, militar, bombeiros e batalhão de choque fizeram a segurança da festa. O desfile homenageou o fundador, ENÉAS FREIRE, que morreu no ano passado, aos 86 anos.
O GALO já produziu vários filhotes, especialmente depois que cresceu ao ponto de atrair 1,5 milhão de pessoas. Ao nascer, ele saía às 5 horas com o objetivo de revigorar o carnaval de rua. Hoje, essa missão é do PINTO DO GALO DA MADRUGADA, que fez hoje seu 21º desfile, em percurso inverso ao do GALO. Os dois se encontraram por volta das 9 horas. O PINTO tem como inspirador o poeta pernambucano ASCENSO FERREIRA e, durante o percurso, os integrantes fazem paradas para declamar suas poesias.

Aos 90 anos, completados neste carnaval, o CORDÃO DA BOLA PRETA arrastou hoje um milhão de foliões pelas ruas da região central do RIO. A marca superou a previsão de público – entre 500 mil e 800 mil – estimada pela Policia Militar. A festa do bloco mais tradicional da folia carioca foi encerrada por volta das 15 horas. A cantora MARIA RITA, madrinha do bloco, e a atriz LEANDRA LEAL, porta-estandarte, eram os destaques no primeiro carro de som.

Cheio de energia e empolgação, o “LEÃO DA ZONA NORTE”, como é conhecida a LEANDRO DE ITAQUERA, pisou na passarela às 22:35 horas, dando início à segunda noite de desfiles do Carnaval Paulistano. A escola vermelha e branco voltou ao Grupo Especial este ano. A ex-BBB ÍRIS STEFANELLI animou a bateria da LEANDRO DE ITAQUERA, primeira escola a desfilar no ANHEMBI nesta noite. Com uma ode à periferia, a escola homenageou REGINA CASÉ, que surgiu no último carro alegórico. No final, a escola acelerou o ritmo para fechar o desfile em tempo.
O deus GANESHA abriu o desfile da escola PÉROLA NEGRA, da VILA MADALENA, que levou a dança indiana à passarela do samba, na primeira ala, DANÇA DE ODISSI. A atriz JULIANA ALVES, que está na novela CAMINHO DAS ÍNDIAS, foi a madrinha da bateria.
Torcedores da GAVIÕES DA FIEL, prevista para desfilar às 2:10 horas, compareceram em peso ao ANHEMBI e tomaram as arquibancadas com faixas em preto e branco. Com a camisa do CORINTHIANS, muitos se concentravam no início e no fim da passarela. 

Os passageiros, 700 mil deles por dia, só vão chegar daqui a mais de um ano. Enquanto isso, 5.500 pessoas trabalham freneticamente no subsolo paulistano, 24 horas, para concluir no prazo a mais moderna via de trilhos da AMÉRICA LATINA e uma das mais avançadas do mundo, a LINHA 4 – AMARELA (LUZ-VILA SÔNIA) do Metrô paulistano.
No interior, o ar é poirento, faz muito calor e todos são obrigados a usar botas e capacete, o que torna a caminhada e o trabalho penosos. Os operários usam, ainda, macacões de proteção. Caminhões e máquinas circulam sem parar e milhares de sensores e aparelhos, ligados a computadores, fazem medições no solo a todo instante – em alguns casos, como na Estação REPÚBLICA, a cinco metros da LINHA 3 – VERMELHA, onde os passageiros não enxergam a obra, atrás dos tapumes.
A 13 meses da previsão dos primeiros testes operacionais, a maior parte da extensão da LINHA 4 já está com cara de linha de metrô: os túneis tiveram paredes e solo recobertos com concreto. A partir da ESTAÇÃO BUTANTÃ, até o sistema de alimentação elétrica dos trens (não haverá o terceiro trilho, como nas linhas atuais) está colocado, onde acima passa a Avenida FRANCISCO MORATO.
Mas ainda falta bastante trabalho até baixar os trens até a via. Da estação FARIA LIMA até a LUZ, os túneis foram escavados pelo tatuzão e, por isso, são redondos, com cerca de dez metros de diâmetro. Do jeito que estão, ainda não podem receber o Metrô. Terão que ganhar um “solo” artificial, milimetricamente sem ondulações, com a injeção de milhares de toneladas de concreto, um pouco abaixo da metade da circunferência.
Um dos pontos que está com a construção dentro do cronograma é a ESTAÇÃO PINHEIROS, apesar do desabamento, há dois anos, que deixou sete mortos e 65 famílias desabrigadas Depois do acidente, causado pela ruptura de um dos túneis, pelo qual 13 responsáveis pela obra respondem na Justiça, a escavação ficou interditada por um ano e meio.
Hoje, não há mais sinais do incidente e o local exato onde houve o colapso foi concretado na semana passada.
Junto com PINHEIROS, quatro estações que abrem aos passageiros na primeira fase da linha (BUTANTÃ, FARIA LIMA, PAULISTA e REPÚBLICA) estão escavadas. Falta a ESTAÇÃO LUZ. BUTANTÃ é a mais adiantada: as escadas rolantes e parte das plataformas foram instaladas e o revestimento em inox da fachada externa começa a ser colocado em março. O terminal de ônibus anexo, com acesso pela Rua MMDC, ficará pronto até dezembro.
Uma demolição necessária para complementar a estrutura da ESTAÇÃO MORUMBI da LINHA AMARELA vai exigir, a partir de amanhã, a interdição, por dois meses, da Avenida FRANCISCO MORATO, na zona sul, na altura da JOÃO JORGE SAAD. Na região, a construção da LINHA 4 enfrentou problemas por causa da instabilidade do solo e do grande volume de água. Há dezenas de pontos, no interior dos túneis, em que a água mina das paredes. Todos eles terão que ser tratados localmente, com a injeção de uma resina especial para isolar as vias. Isso faz com que o solo leve de três meses a um ano para se estabilizar, segundo MÁRCIO PELLEGRINI, engenheiro responsável pelo CONSÓRCIO VIA AMARELA.
A água entra especialmente no trecho entre a VILA SÔNIA e a área da Estação OSCAR FREIRE (na esquina com a avenida REBOUÇAS). Na região da ESTAÇÃO PAULISTA, depois de ensaios de laboratório, os engenheiros descobriram, surpresos, que a água tinha cloro: eram adutoras da SABESP, rompidas, vazando para dentro do metrô.    

2 010        :         DOMINGO
Terminou o horário de Verão. Os relógios foram atrasados em uma hora à meia-noite em SÃO PAULO, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, GOIÁS, MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO, RIO, PARANÁ, SANTA CATARINA e RIO GRANDE DO SUL, além do DISTRITO FEDERAL.
Para mim isso nem foi sentido. Estava trabalhando no computador por volta da meia-noite, quando os relógios voltaram para 23 horas. Hoje, levanto por volta das 9 horas, quando seriam 10 horas no horário antigo.
O domingo é de temperatura alta. Os jornais dão ênfase para a infeliz escolha da guerrilheira DILMA ROUSSEFF para a candidatura à presidência da Nação. Enfim pouca coisa se poderia esperar de um partido que demonstrou ser francamente da esquerda, para não dizer nada.
Recebo vários e-mails:
Coronel Ventura, obrigada pelo carinho que dispensou ao meu contato, estarei acompanhando as memórias e irei tentar ler desde o inicio pois sei que irá me enriquecer culturalmente pois o ontem é a história de hoje abraços espero também tê-lo no orkut pois ali estão meus contatos diários de Para: "ana cristina medeiros calestini capelazzo"
anacalestinicapelazzo@yahoo.com.br>

Caríssimo Cel. MARIO VENTURA: alvíssaras! Em homenagem ao notável esforço de V. Sa., e demais integrantes do MMDC, em manter e cultivar a memória histórica da REVOLUÇÃO de 32, nosso site (AVDD), passará, a partir de hoje, a contribuir também nesse sentido noticiando a epopéia  através da janela " 9 de Julho ". - O primeiro artigo nela consignado " Uma data que não pode ser esquecida " de Luiz Gonzaga Bertelli está inaugurando a coleção de textos que paulatinamente irão enriquecer a divulgação do feito paulista que procurou resgatar a democracia constitucional, pela qual a Aliança Liberal houvera lutado em 30, mas olvidada por seus lideres. Recebe, meus cumprimentos de consideração e respeito. Cordialmente, Mariano Taglianetti / presidente AVDD. PS - visite http://www.distritalvoto. com. br

CARÍSSIMA MARLI
Não sabia do falecimento de tia HELENA. Mas quem manda em nós é o HOMEM LÁ DE CIMA. Não podemos questionar nada, somente nos conformar. No dia 5 de agosto, incentivado pelos amigos, comecei a colocar minhas memórias na web. Isso está sendo feito religiosamente, pois não quero guardar somente para mim as anotações que venho fazendo desde 9 de julho de 1950. 
Basta você clicar no link
Em resumo deixei a vida ativa de caserna em 14 de dezembro de 1991 e como não se pode ficar quieto tornei-me o guardião dos velhinhos remanescentes da revolução constitucionalista de 1932 desde 17 de maio de 1996.
A idéia do encontro na casa da CARMINHA é uma boa. Basta você combinar com ela e me avisar que lá estarei.
Quanto à família, depois do falecimento de minha mãe a cidade de POÁ tornou-se por demais nostálgica e achei melhor deixar os bens materiais para meu irmão. Ele me ressarciu a parte dos bens deixados pela minha mãe e com o dinheiro comprei duas casas: uma delas transformei num lan house para meu neto (tem 29 anos) e a outra abriga a minha hemeroteca (coleção de jornais), desafogando os quatro cômodos que tenho cheio de livros, revistas e papéis (minhas memórias, antes de serem colocadas em parte no computador, eram escritas a mão e ocupam muito espaço). Tenho um bisneto de 7 anos, o IAGO, filho do meu neto PAULO CÉSAR. E a vida continua com todas essas "algemas" que criamos durante os anos.
Em 21 de fevereiro de 2010 22:40, HELENA FONSECA
marlenafon@gmail.com> escreveu:
Oi Mario... tudo bem?
Obrigada por me adicionar.
Prefiro falar por e-mail porque lá no ORKUT podem ler os recados e não quero colocar coisas privadas em público.
Vou apagar o seu recado, pq vc colocou o seu email lá ok?
E então? O que é que você me conta...
A Carminha não te contou que a minha mãe faleceu?
Foi no dia 11.01.2007.
Sei também que a sua mãe faleceu, só não fui, porque quis guardar a lembrança dela viva e assim também foi com a minha madrinha que é a Tia Cota.
Gostaria muito de te ver Marinho...
Poderíamos combinar um dia na casa da Carminha... o que vc acha?
Agora que ela está viúva, acho que seria de bom tamanho a gente se encontrar lá porque assim ela se distrai também.
Vou ligar para ela qualquer dia dessa semana e ver o que ela acha ok?
E você coronel? Como vai? E a sua família? Estão bem?
Me mande notícias...
Um abração...
Marli Helena

Nada melhor do que uma vitória num clássico para dar tranqüilidade a uma equipe em crise. Na estréia de ANTÔNIO CARLOS, o PALMEIRAS ainda não mostrou um futebol vistoso, mas teve mais empenho e soube aproveitar a oportunidade para melhorar o clima no PALESTRA ITÁLIA. Com dois gols do renegado ROBERT, venceu o SÃO PAULO por 2 a 0 e deu esperança a seu torcedor, confiante no início de uma recuperação.
O campo pesado pela chuva, o forte calor, a ausência de importantes titulares, como NEYMAR e PAULO HENRIQUE GANSO. Tudo isso contribuiu para prejudicar o bom futebol que o SANTOS vem apresentando neste início do Campeonato Paulista. Mas o time mostrou o entusiasmo e a determinação das partidas anteriores e conseguiu sua sétima vitória seguida ao derrubar o MIRASSOL por 2 a 1, no Estádio JOSÉ MARIA DE CAMPOS MAIA. Agora a equipe santista lidera com 25 pontos.
O Campeonato Paulista tem novo vice-líder: o SANTO ANDRÉ, que derrotou o BARUERI por 3 a 1 e conquistou a quarta vitória seguida na competição, passando a somar 21 pontos, 4 a menos que o líder SANTOS. Vice-líder até o inicio da rodada, o BOTAFOGO foi derrotado pelo BRAGANTINO, em BRAGANÇA, por 2 a 0, e caiu para o quarto lugar.
Pela manhã, o MONTE AZUL, em casa, conseguiu sua primeira vitória na elite do futebol de SÃO PAULO ao bater o RIO CLARO por 3 a 2.
Mesmo dirigido interinamente por IVAN BAITELLO, o SÃO CAETANO mostrou que não perdeu o gás. Venceu o MOGI MIRIM por 1 a 0.

A estrela de JOEL SANTANA brilhou mais uma vez. Três semanas após assumir o comando do desestruturado e humilhado BOTAFOGO, o técnico que já conquistou o título carioca pelos quatro grandes guiou a equipe ao título da TAÇA GUANABARA, com uma vitória sobre o VASCO, por 2 a 0, no MARACANÃ. As duas equipes não se enfrentavam na decisão do primeiro turno do Estadual desde 1997, quando o BOTAFOGO venceu a final também sob o comando de JOEL SANTANA.
A conquista de hoje tem um gosto muito especial, pois o VASCO havia goleado o rival por 6 a 0. O time de JOEL agora está garantido na decisão do campeonato carioca, pelo quinto ano consecutivo (venceu em 2006 e foi vice em 2007, 2008 e 2009).
Sem perder nenhum set durante toda a competição, a russa MARIA SHARAPOVA ganhou o 21º título de sua carreira no TORNEIO DE MEMPHIS. Depois de cinco meses da última conquista, no TORNEIO DE TÓQUIO, em setembro do ano passado, a musa derrotou com facilidade a sueca SOFIA ARVIDSSON, campeã em MEMPHIS em 2006.
Número um do mundo no ranking masculino, ROGER FEDERER teve confirmada hoje a sua ausência do ATP 500 de DUBAI, conseqüência de uma infecção pulmonar. O suíço deve ficar afastado das quadras por três semanas – seu retorno está previsto para o MASTERS 1000 de INDIAN WELLS, com início em 11 de março.

A oposição reagiu com críticas ao discurso da ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, indicada ontem, sábado, pré-candidata à sucessão presidencial, durante o encerramento do 4º Congresso Nacional do Partido, em BRASÍLIA. O Estado forte, defendido por ela foi considerado sinônimo de governo autoritário e as referências às privatizações, como tentativa de repetir “clichê” usado pelo presidente LULA.
A oposição criticou não apenas o que foi dito pela ministra, mas também o que considerou como omissões. O presidente do PSDB, senador SÉRGIO GUERRA, afirmou que a pré-candidata deixou em suspense a posição dela e do PT quanto ao direcionamento da economia. “Não há nada claro, nem no que a ministra disse, nem nos documentos do partido”, disse. 

Um PM que faz segurança para MÔNICA SERRA, mulher do governador JOSÉ SERRA, foi baleado durante um assalto na VILA MARIANA, às 11 horas. A primeira dama não estava com os dois PMs que costumam escoltá-la. Dois assaltantes roubaram as duas pistolas dos PMs e o carro oficial. 

Duas investigações bloqueadas na Polícia Civil de BRASÍLIA e recém-assumidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público podem selar o destino do governador em exercício do DISTRITO FEDERAL, PAULO OCTÁVIO, personagem do “mensalão do DEM” ao lado do governador afastado JOSÉ ROBERTO ARRUDA, preso desde o dia 11. Uma delas, batizada de OPERAÇÃO TUCUNARÉ, apura um intricado esquema de distribuição de dinheiro que envolve empresas de fachada sediadas em BRASÍLIA e tem como alvo o policial aposentado MARCELO TOLEDO, homem de confiança de PAULO OCTÁVIO.
A outra investigação, conhecida como OPERAÇÃO TELLUS, apura um suposto esquema de cobrança de propina na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DISTRITO FEDERAL, quando o titular da pasta era o próprio PAULO OCTÁVIO.
Além de enredar ARRUDA e seu vice em novas transações suspeitas, as investigações demonstram como a dupla usava o poder para abafar, na Polícia Civil do DF, os inquéritos que poderiam atingi-los.

O secretário adjunto da Segurança Pública de São Paulo, WILLIAM SAMPAIO DE OLIVEIRA, pediu demissão. A exoneração foi publicada ontem no Diário Oficial. Homem de confiança do PSDB, SAMPAIO deixa o posto após desgaste com o Secretário ANTÔNIO FERREIRA PINTO.

O assessor internacional do presidente LULA, MARCO AURÉLIO GARCIA, declarou hoje durante entrevista que “as MALVINAS têm de ser reintegradas à soberania Argentina”. GARCIA disse ainda que na Cúpula da América Latina e Caribe (CALC), que começa amanhã no balneário mexicano de CANCÚN, que “o BRASIL manterá a posição histórica de solidariedade com a ARGENTINA”. A nova polêmica surgiu após a GRÃ-BRETANHA decidir explorar petróleo na costa das ILHAS MALVINAS, pelas quais ARGENTINA e GRÃ-BRETANHA travaram uma guerra em 1982.

Equipes de resgate portuguesas usando escavadeiras e as próprias mãos procuravam hoje por mais corpos nos escombros, após as enchentes e os deslizamentos de terra que mataram pelo menos 42 pessoas na ILHA DA MADEIRA. Autoridades enviaram equipes de salvamento e engenheiros militares do continente para auxiliar os trabalhos na ilha, onde uma tempestade no sábado causou inundações e deslizamentos de terra, destruindo pontes, bloqueando estradas com pedras e lama, e interditando partes do local.
Mergulhadores também foram enviados para ajudar no resgate, já que várias vítimas podem ter sido empurradas para o mar durante a tragédia e morrido afogadas.    

Passados mais de 40 dias do terremoto que matou cerca de 230 mil haitianos, centenas de toneladas de suprimentos doados por brasileiros ainda se encontram presos em armazéns pelo País. O plano seria concentrar as doações no RIO DE JANEIRO para, então, enviá-las a PORTO PRÍNCIPE. No entanto, funcionários de várias organizações afirmam que não está claro como e quando os suprimentos serão embarcados ao país caribenho. Mais: há o temor de que as doações nunca cheguem ao HAITI e apodreçam estocadas.

Morreu nesta noite, aos 95 anos, LUIZA GURJÃO FARIAS. Mãe do universitário cearense BERGSON GURJÃO, morto na GUERRILHA DO ARAGUAIA, em 1972, ela se destacou na luta dos familiares que buscam informações sobre mortos e desaparecidos nos anos da ditadura militar. Em outubro do ano passado, após 37 anos de espera, ela finalmente conseguiu enterrar os restos mortais do filho, em FORTALEZA. Entre os guerrilheiros mortos pelo Exército no sul do PARÁ, no episódio ocorrido no início dos anos 1970, ele foi o primeiro a ser oficialmente sepultado pela família.
Desde o desaparecimento de BERGSON, ela não descansou até descobrir o que de fato havia ocorrido com o filho. Nas festas familiares ela costumava repetir que estava faltando um. Referia-se ao filho, estudante de química da Universidade Federal do CEARÁ, que foi vice-presidente do diretório central daquela escola e um dos presos no famoso Congresso da União Nacional dos Estudantes, ocorrido em IBIÚNA, em 1968.
Mais tarde, como militante do PC do B, ele foi enviado para o sul do PARÁ, onde o partido organizou um movimento guerrilheiro que se destinava a derrubar a ditadura e levar o País a uma revolução socialista. Ao final, BERGSON passou a fazer parte de uma lista de 70 pessoas, entre membros do partido e trabalhadores rurais da região, que foram presos, torturados e assassinados durante o cerco promovido pelo Exército na região da guerrilha. Ele tinha 25 anos.
Para chegar aos restos mortais, dona LUIZA enfrentou uma via-crucis. Em primeiro lugar teve de esperar 24 anos para chegar aos restos mortais. Depois teve de enfrentar a burocracia do Estado para levar a cabo o processo de identificação. Em 1996, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos localizou uma ossada que poderia ser a do estudante. Mas só em julho do ano passado, 13 anos depois, é que foi realizado o exame que confirmou que era mesmo BERGSON. O enterro ocorreu em outubro. Apesar da idade já avançada LUIZA esteve presente à cerimônia, que contou com homenagens na reitoria da Universidade Federal do CEARÁ, onde BERGSON estudou.
A morte de BERGSON também é lembrada no livro A DITADURA ESCANCARADA, de ELIO GASPARI. Ele conta que os camponeses da região recebiam recompensas para entregar os guerrilheiros ao Exército. O estudante teria caído numa emboscada. “Ouviram-se três rajadas. BERGSON GURJÃO FARIAS, 25 anos, ex-aluno de química na Universidade Federal do CEARÁ, tornou-se o primeiro desaparecido da guerrilha”, escreveu o jornalista.

2 011        :         -       SEGUNDA-FEIRA
Logo cedo resolvo tirar os quadros das medalhas e diversos diplomas e certificados que recebi nestes últimos anos das paredes do quarto que uso como um escritório. Isso vem a ser feito porque pedreiros deverão começar a mexer no telhado, pondo fim a várias infiltrações de água de chuva. Acontece que a caixa onde ficam condicionados os quadros torna-se por demais pesada e sou obrigado a me socorrer do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR para levá-la para a HEMEROTECA VENTURA. 
Já no MMDC, começo a exercer o cargo de tesoureiro, cumulativamente com a de secretário. O CORONEL MENDES não deve saber ainda da decisão do presidente. Ele mantém um contato telefônico comigo e diz que procurou o CAPITÃO PM PAULO CÉSAR para oferecer a tesouraria a ele. Acontece que este oficial está convalescendo de uma operação. O MENDES atravessa uma fase muito difícil: sua sogra teve uma parada cardíaca neste final de semana e somente se recuperou graças a massagens cardíacas. Encontra-se na UTI. Tenho pouco tempo hoje para resolver os problemas da Sociedade. É que teremos nesta tarde a primeira reunião do ano do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. No entanto começa a chover muito forte e isso retarda minha ida para a Associação Comercial. Minha idéia era passar pelo 6º andar, onde funciona a administração do DIÁRIO DO COMÉRCIO.
A Diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE, telefona para o MMDC. Diz que fará tudo para apresentar o segundo número do “32 EM MOVIMENTO” no dia 25 de fevereiro. Quer notícias das atividades da Sociedade nesses dois primeiros meses do mês. Ela está trabalhando e não tem muito tempo para se dedicar à sua função de Diretora de Comunicação Social.
Cai verdadeiro temporal no centro da cidade. Somente depois das 15 horas, quando para de chover, é que me encaminho para a reunião do Conselho Cívico e Cultural. Ali encontro: FRANCISCO GIANNOCCARO, FRANCES DE AZEVEDO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, HELIODORO, LUIGI, MAJOR PM Ref PÍCOLI, DI SERRA, BIZARRO, RESENDE e outros. O assunto do momento é a política atual. Fala-se da aprovação do novo salário mínimo e os acertos do governo DILMA ROUSSEFF.
O nome de ROGÉRIO AMATO foi homologado pelo Conselho da Associação Comercial para ser o novo Presidente da Entidade. Assumirá em 28 de março. Outro assunto que merece nosso aplauso é o sucesso do MARCO DA PAZ, que tem LUIGI como idealizador. Em outubro ele irá até ASSIS para inaugurar o MARCO DA PAZ no mês de outubro. HELIODORO traz ao nosso conhecimento que em SANTO AMARO reside um sargento reformado do Exército que comandou um grupo de soldados em SUEZ justamente quando a Organização das Forças da Paz ganhou o NOBEL DA PAZ. A idéia do HELIODORO é trazer o sargento até o Conselho Cívico e Cultural para dar o seu testemunho daquela época.
FRANCES DE AZEVEDO está eufórica. Seu sobrinho RAFAEL ULISSES DE AZEVEDO passou em primeiro lugar no vestibular. Discorre sobre essa grande vitória de seu parente.
GIANNOCCARO tece comentários sobre o TÚNEL 9 DE JULHO. Ele tem idéia de se construir um Monumento ao Soldado Constitucionalista naquele local. A reunião vai terminar depois das 16:30 horas. O trânsito está muito ruim para se retornar para casa.   
ATA DA 29ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 21 DE FEVEREIRO DE 2011, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3), RUA BOA VISTA, 51.
Coordenador: Conselheiro Francisco Giannoccaro.
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista anexa. O coordenador Francisco Giannoccaro agradece a presença de todos, ressaltando que em março deste ano será o término de mais uma gestão. Colocada a ata anterior em votação, a mesma foi aprovada. Justificadas as ausências de: Edimara de Lima, Eloy Gonçalves de Oliveira, Gino Struffaldi, Jorge Luiz da Costa, Marcelo Cypriano Motta, Maria Cecília Naclério Homem, Milton Fernandes, Nelly Martins Ferreira Candeias e Viviano Ferrantini. Votos de pesar pelo falecimento de nosso colega Dr. Paulo de Azevedo Marques. EXPEDIENTE: Convite do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador José Police Neto, para hasteamento das bandeiras no próximo dia 1º de Março, às 11h30; Aniversariantes do mês de Março: dia 8: Edimara de Lima e José Roberto Korsakas; dia 10: Antonio Carlos Mendes; dia 12: Nagib Abssamra; dia 14: José Cordeiro Neto; dia 17: Ricardo Luis Martins Scalise; dia 18: Frances de Azevedo e dia 30: Gaetano Brancati Luigi. Com relação ao nosso almoço anual de confraternização: nenhuma observação. Nas férias, tivemos fatos relevantes como a posse de Dilma Rousseff, há dois meses no poder. Conforme manifestação de Antonio Augusto Bizarro, ela está fazendo bom governo; pretende colocar Aldo Rebelo como Ministro de Defesa. Antonio Resende ressalta que ainda é cedo para se ter opinião. Temos que aguardar pelo menos seis meses. Que Aldo Rebelo é do partido de esquerda. Giambattista Serra ressalta que Aldo Rebelo está envolvido no Código Florestal, tendo, assim, interesses antagônicos (Na verdade ele é autor do Código Agrícola, que os produtores rurais concordam. No entanto, a matéria é polêmica, conforme Coordenador. Ainda, quanto ao Palocci, ele é o braço direito dela. Esperamos que ela tenha comportamento ponderado). Giambattista Serra, diz, também, que Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e Emprego, representa curva na política brasileira, é síntese do verdadeiro PT. É da ideologia do PT; que o governo atual há de volver os olhos para governos externos no sentido de mudar a visão que o ex-presidente criou no que tange à democracia. Dilma há de rever esta perspectiva, pois o que Lula semeou não tem como sobreviver. Dinael Milochi, da Distrital Tatuapé, diz que por motivo de saúde não pode comparecer nas últimas reuniões. Foi operado. Agora está bem e feliz por retornar. Com relação ao governo federal está começando agora; está havendo reajuste da base; que o PMDB é partido grande e faz frente ao governo; há posições que precisam ser sanadas. As coisas estão se acertando com relação ao salário mínimo. Passará pelo crivo do Senado na próxima quarta-feira. É vitória do governo da Dilma (conforme nosso coordenador ouviu dizer que o próximo reajuste do salário mínimo será votado pelo Executivo; é perigoso o governo enfeixar o poder nas mãos; poderemos ter uma democracia ditatorial!).
O coordenador Francisco Giannoccaro faz menção ao programa, nas tardes de Domingo: Globo News, onde William Waack abordou a questão do alto custo das commodities. O povo está passando fome. Mudança de regime político com base na falta de alimentos. O milho subiu 15%, o frango, café, tudo tem aumentado; o algodão está ficando escasso no mundo. A Índia não consegue abastecer mais seu próprio mercado de algodão!A questão climática, também tem influenciado.
NOSSOS TRABALHOS: Homologada a chapa única para eleição na ACSP. Rogério Amato: (filho de Mário Amato) aclamado como presidente para dar prosseguimento à história da ACSP. Posse dia 28/03/2011, no Clube Atlético Monte Líbano, às 11 horas. Enviar ofício cumprimentando-o pela eleição e desejando profícua gestão e colocando o cargo da coordenadoria deste Conselho à disposição para que ele designe novo Coordenador, se for o caso.
Quanto à questão do monumento do soldado Constitucionalista no Túnel 9 de Julho, Mario Ventura diz que o repórter Douglas Nascimento, em seu site (www.sãopauloantiga.com.br) faz menção à situação atual do Túnel. É ótimo. Basta acessar o google. Francisco Giannoccaro ressalta que há que se averiguar a existência de eventual estátua do soldado constitucionalista em nossa cidade. (conforme Mario Ventura temos o Obelisco, tão somente). A Secretaria Municipal de Cultural há de ser consultada para, se for o caso, conseguir autorização. Coordenador Francisco Giannoccaro conversará com o novo presidente neste sentido.
Frances de Azevedo comunica que seu sobrinho Rafael Ulysses de Azevedo passou em Primeiro lugar no Vestibular de Medicina da USP. Coordenador e demais a cumprimentam. Requer-se oficio ao mesmo parabenizando-o.
Pedro Paulo P. Trindade integrante da Comissão do Marco da Paz, participa que este será inaugurado em diversas localidades: Índia, China, Assis; que o Papa estará no dia 4 de Outubro/2011 em Assis, razão pela qual a Comissão foi ao Cardeal Dom Odilo Scherer e acertaram palestra para o dia 21 de Setembro no Pátio do Colégio; após a palestra todas as Igrejas tocarão o sino.
Heliodoro de Sá: Diz que tem acompanhado o Prêmio Nobel da Paz e que não consta ter o Brasil recebido tal prêmio. Que sequer temos o Nobel da Paz pela conquista do hexa. Que de 99 para cá algumas Instituições receberam, no entanto, nós não. Consta que Sargento Edmundo tem o Nobel da Paz. Que há no mundo as seguintes que representam a paz e a liberdade: Praça Tahrir (Cairo): Praça Paz Celestial (China); Praça Vermelha (Moscou); Praça da Sé (Brasil); Praça Venceslau (Praga).
Gaetano Luigi Brancati: Confirma que o Marco da Paz já se encontra em alguns países do mundo; Que os próximos são os mencionados pelo Pedro Paulo Trindade. Que o Rotary Internacional ajuda na divulgação. Que a comunicação com os países onde estão e serão instalados o Marco da Paz é feita de diversas formas, mormente pela credibilidade do projeto, do amor que ele (Luigi) dedica, por encontros ao acaso, por pessoas de diferentes camadas da sociedade que lhe procuram.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, assina juntamente com a Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                                        Frances de Azevedo
         Coordenador                                                                          Secretária

O temporal de hoje em SÃO PAULO teve ventos de até 96 km/hora – maior velocidade já registrada desde 2006 – e causou efeitos já conhecidos: córregos transbordaram e bairros ficaram às escuras. Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram afetados e o Aeroporto de CONGONHAS também ficou sem operar. Na região central, o Lago da ACLIMAÇÃO transbordou pela segunda vez em menos de uma semana. As rajadas recordes foram registradas pela estação do Instituto de Meteorologia (INMET) que funciona desde 2006 no Mirante de SANTANA, na zona norte – uma das mais afetadas pela chuva. O Córrego TREMEMBÉ transbordou e a região ficou alerta. Na zona sul, onde estavam 12 dos 42 pontos de alagamento da cidade, o Rio TAMANDUATEÍ e o Córrego IPIRANGA transbordaram.

Amigos
Mais dois oficiais que combateram o bom combate e aposentam-se e que este ciclo de vida seja com muita saúde, paz e atividade.
Donizeti
De 21/02/11
Transferindo para a reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 810306-2 Cláudio Lopes da Cruz - DEC - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-306/11 - Pr. 5.009/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, sem a sexta-parte, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-12, o 1º Ten Dent PM 915260-1 Luiz Eduardo Pinto de Carvalho
CPI-4 - Bauru/SP, (TLTS e FRCTS DP-307/11 - Pr. 4.295/11).

A Secretaria da Segurança Pública determinou hoje o afastamento dos delegados EDUARDO HENRIQUE DE CARVALHO FILHO e GUSTAVO HENRIQUE GONÇALVES da Corregedoria da Polícia Civil. Os dois são acusados de abuso de autoridade durante operação em 2009, quando despiram uma então escrivã de polícia. Foi aberto processo administrativo também contra outros dois delegados. A revista ocorreu no 25º DP, em PARELHEIROS. A escrivã teria cobrado 200 reais de um suspeito para liberá-lo. Ao ser surpreendida, escondeu o dinheiro na calcinha. A revista foi filmada. Em 2010, ela foi demitida e responde a processo criminal. Ela nega o crime. O Ministério Público vai apurar se houve abuso. Hoje, o governador GERALDO ALCKMIN disse que, apesar de a Justiça não ter constatado anormalidade na ação, determinou revisão do caso.

A chefe da Polícia Civil do RIO, MARTHA ROCHA, vai afastar todos os policiais militares cedidos para delegacias. A decisão será publicada no Boletim Interno desta semana. Vários desses “adidos” foram presos na OPERAÇÃO GUILHOTINA, da Polícia Federal, na semana passada – ação que também levou para a cadeia o ex-sub-chefe da Polícia Civil, CARLOS OLIVEIRA, e derrubou o então chefe, ALLAN TURNOWSKI.

O ex-árbitro OSCAR ROBERTO GODÓI, de 55 anos, saiu hoje da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, mas continua internado em um quarto. Consciente, GODÓI foi procurado pela polícia e ajudou a elaborar um segundo retrato falado do ladrão que atirou nele na noite de quarta-feira, dia 16, na Rua DIANA, em PERDIZES. O primeiro retrato falado foi feito com informações de uma testemunha, no dia seguinte ao crime. GODÓI acrescentou que o ladrão tem cicatrizes de espinhas no rosto.

Faleceu o ator BENEDITO VICENTE DA SILVA, aos 69 anos, vítima de um câncer no esôfago. O ator BENÊ SILVA foi um dos responsáveis pela vinda de NELSON MANDELA ao BRASIL, no início dos anos 1990. Ele não se considerava um militante do movimento negro, mas “um negro em movimento”, como gostava de definir. BENÊ nasceu em UBERABA, MINAS, em 1941. Na década de 1960 veio para SÃO PAULO estudar teatro. Foi o primeiro negro formado pela Escola de Arte Dramática. Participou da primeira montagem nacional do musical “HAIR” e, em seguida de “JESUS CRISTO SUPERSTAR”, como JUDAS. Trabalhou nas novelas “MARIA MARIA” (1978), da GLOBO, e “JERÔNIMO” (1984), do SBT.

Oito dias antes do assassinato da coordenadora de vendas VANESSA DE VASCONCELOS DUARTE, de 25 anos, o principal acusado, ÉDSON BEZERRA DE GOUVEIA, de 35 anos, se apresentou no Fórum de BARUERI, na GRANDE SÃO PAULO. Ele tinha de comparecer por estar cumprindo pena de roubo em liberdade condicional. GOUVEIA, que está com prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça, não era foragido, como havia declarado na semana passada o delegado ZACARIAS KATZER TADROS, responsável pela investigação. O acusado estava cumprindo pena em liberdade desde 3 de fevereiro de 2010. Antes disso, ele estava em regime semiaberto no Centro de Progressão Penitenciária de MONGAGUA, na BAIXADA SANTISTA. Como condição para ficar em liberdade condicional, ele tinha de se apresentar no Fórum de BARUERI, a cada três meses.

Faleceu a empresária MARIA LUÍZA COLIN, aos 72 anos, vítima de lúpus. Natural de JOINVILLE, onde nasceu em 1938, era conhecida no Sul do país como a responsável pela rádio 89 FM, mas não trabalhava na emissora. Como proprietária, decidia os rumos da empresa, mas foi à família que dedicou a maior parte de sua vida. Casada com o ex-deputado federal PEDRO COLIN, de quem era viúva desde 2008, teve a filha TERESA, que lhe deu os netos FELIPE e RAFAEL, este último à frente da administração da emissora ultimamente. Há alguns anos, DONA MARILU, como era conhecida, descobriu que sofria de lúpus. Com a doença, mudou-se para SÃO PAULO, atrás de tratamento médico. 

Faleceu MARIA MARGARETH BERTEL LEVY, aos 98 anos. Com o marido, o dentista HUGO LEVY, escapou do nazismo graças a um visto concedido por ARACY GUIMARÃES ROSA no consulado de HAMBURGO, na ALEMANHA. Na época, ARACY os levou até o navio. O casal se fixou no BRASIL. O depoimento dos LEVY foi crucial para que o heroísmo de ARACY fosse reconhecido. As duas mulheres seguiram amigas durante todo esse tempo, até que a morte as separassem.

Faleceu a pianista ISOLDA BACH BRUCH, aos 91 anos, vítima de câncer. A pianista e professora ISOLDA formou diversas gerações de pianistas e professores. Seu avô foi violinista e o seu pai era o pintor italiano TORQUATO BASSI, primeiro organizador de exposições coletivas no BRASIL, em 1911. Formou-se pela prestigiada Academia Estatal de VIENA, na ÁUSTRIA. Casou-se com um de seus professores, o pianista HANS BRUCH. Foi uma das principais difusoras no BRASIL do método musical do compositor CARL ORFF, mas também desenvolveu um método próprio, além de ter fundado a Escolinha de Música e Artes em Geral de São Paulo.

Cancelado o Grande Prêmio de Fórmula 1 do BAHREIN. Já no domingo os integrantes das equipes esperavam apenas a oficialização do cancelamento dos treinos coletivos de 3 a 6 de março e do GP de BAHREIN, programado para o dia 13, diante da gravidade da situação política no país. Hoje o príncipe SALMAN AL-KHALIFA confirmou que a abertura do campeonato não mais será no seu país. A temporada passará a ter 19 etapas e o GP da AUSTRÁLIA, no dia 27 de março, vai abrir o Mundial.

DA REUTERS, EM VALLETTA  DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Dois pilotos da Força Aérea da Líbia desertaram na segunda-feira e levaram seus caças para Malta, onde disseram às autoridades que haviam recebido ordens para bombardear manifestantes, segundo fontes do governo maltês.
As fontes disseram que os aviadores --ambos com a patente de coronel-- decolaram de uma base perto de Trípoli. Eles estão sendo interrogados pela polícia local, e um dos dois pediu asilo político.

Darrin Zammit Lupi/Reuters

Piloto da força aérea líbia caminha perto de jato Mirage que pousou no aeroporto internacional de Malta
Piloto da força aérea líbia caminha perto de jato Mirage que pousou no aeroporto internacional de Malta
Os dois disseram que decidiram voar para Malta após receberem ordens para atacar manifestantes em Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, epicentro dos protestos contra o regime de Muammar Gaddafi.
A polícia maltesa também está interrogando sete passageiros que chegaram da Líbia a bordo de dois helicópteros com matrícula francesa.
Fontes do governo disseram que os helicópteros deixaram a Líbia sem autorização das autoridades locais, e que só um dos sete passageiros -- que afirmam ser cidadãos franceses-- tinha passaporte.
A chancelaria francesa disse que estava analisando o caso.
VIOLÊNCIA
O episódio ocorreu em meio a intensos protestos na Líbia contra Gaddafi e seus 42 anos de governo autoritário. Intensa repressão já deixou ao menos 233 mortos, segundo informou nesta segunda-feira a ONG sediada em Nova York Human Rights Watch. Já a Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) calcula entre 300 e 400 pessoas foram mortas desde o início da rebelião.





A FIDH relatou ainda que manifestantes antirregime assumiram o controle de cidades líbias e que militares estão desertando.
"Muitas cidades foram tomadas, principalmente no leste. Os militares estão debandando", declarou a presidente da FIDH, Souhayr Belhassen, citando principalmente Benghazi, reduto da oposição, e Syrta, cidade natal do coronel de Gaddafi.
A emissora de TV NTV, citando um trabalhador turco, informou que a cidade de Jalu, localizada cerca de 400 quilômetros ao sul de Benghazi, também foi controlada pelos opositores do regime.
"O controle está totalmente nas mãos da população. Não há forças de segurança, não há polícia. Estamos sujeitos à vontade e ao controle do povo", relatou Mustafa Karaoglu, que trabalha na cidade --de cerca de 3.500 habitantes--, onde um grupo de trabalhadores estrangeiros se mantém reclusos em seus locais de trabalho.
Benghazi, onde os protestos começaram na semana passada após a prisão de um advogado de direitos humanos e onde dezenas de pessoas foram mortas por forças de segurança, está efetivamente sob controle dos manifestantes, de acordo com alguns moradores da localidade.
BOMBARDEIOS
O governo de Gaddafi voltou a reprimir duramente os manifestantes que pedem sua renúncia e atacou, com aviões militares que dispararam munição real, multidões que se reuniram na capital da Líbia, Trípoli, para protestar, informou nesta segunda-feira a emissora de TV árabe Al Jazeera. Segundo especialistas, a ação poderia significar que o regime do ditador está perto do fim.
A informação foi passada por um cidadão líbio, Soula al Balaazi --que se diz um ativista da oposição--, que afirmou à TV por telefone que aviões de guerra da força aérea do país bombardeou "alguns locais de Trípoli".
No entanto, não foi possível confirmar a informação de forma independente.
Um analista da consultoria Control Risks, com sede em Londres, disse que o uso de aviões militares contra seu próprio povo indica que o fim pode estar próximo para Gaddafi.
"Isso realmente parecem ser atos derradeiros, desesperados. Se você está bombeando sua própria capital, é realmente difícil ver como você pode sobreviver", afirmou Julien Barnes-Dacey, analista da consultoria para o Oriente Médio.
"Na Líbia, mais do que em qualquer outro país da região, há um prospecto de violência grave e conflito aberto."

Os protestos que juntaram milhares de manifestantes em diversos pontos do MARROCOS deixaram cinco mortos na cidade de AL-HOCEIMA, anunciaram hoje as autoridades do país. Os corpos de cinco manifestantes foram encontrados carbonizados dentro de um banco incendiado durante as manifestações de domingo. A principal reivindicação dos marroquinos é a redução dos poderes do rei MOHAMED VI, que governa o país desde julho de 1999.

2 012        :        -        TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL
Procuro acertar toda a documentação na minha biblioteca. Tenho um problema: não consigo postar no meu blog a atualização de 20 de fevereiro. Há certas modificações no blog e o mesmo está bloqueado para novas postagens. Ainda não sei como deverei consertar esse problema.  
LUCINDA conta que a MARLENE foi para CARAGUATATUBA em companhia de sua amiga MARLI. Sobra para ela cuidar das duas dezenas de gatos e o cachorro BOB, um quadro surrealista que domina parte de nossa vida.
As tentativas para atualizar meu blog são infrutíferas nesta terça-feira de carnaval. Há um aviso que o navegador não mais comporta o blog.

Um quebra-quebra interrompeu a apuração do carnaval paulistano nesta tarde. Dirigentes e torcedores de escolas de samba do Grupo Especial invadiram o camarote da Prefeitura, onde as notas eram lidas, por volta das 17:40 horas e começaram um tumulto. Insatisfeitos com as notas, eles arrombaram um portão, quebraram cadeiras, arremessaram mesas, amassaram um dos troféus e rasgaram as notas dos jurados. Depois de quase cinco horas de reunião, a LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA decidiu manter o resultado do momento em que a apuração foi paralisada. A MOCIDADE ALEGRE foi a campeã do carnaval. E CAMISA VERDE E BRANCO e PÉROLA NEGRA caíram para o Grupo de Acesso. De 12 agremiações que participaram da reunião, sete foram a favor de manter o resultado e cinco, contra. Após o anúncio feito pelo presidente da LIGA, PAULO SÉRGIO FERREIRA, o SERGINHO, integrantes da ROSAS DE OURO e da CAMISA protestaram. Os atos de vandalismo começaram quando eram lidas as segundas notas do quesito COMISSÃO DE FRENTE, o último da apuração. Presidente da VAI-VAI, DARLY SILVA, o NEGUITÃO, foi um dos que incitou a confusão. “Vamos quebrar tudo!”, disse, ao sair de sua mesa, na passarela. “Nós avisamos que tinham jurados comprados para beneficiar a MOCIDADE. Prejudicaram a VAI´VAI e outras escolas”, gritava NEGUITÃO. O coro cresceu com um discurso inflamado de uma mulher chamada JOSÉLIA, integrante da CAMISA VERDE E BRANCO. “O carnaval não vai ter campeão. A MOCIDADE entrou na avenida com menos componentes.” Integrantes da GIVÕES DA FIEL seguiram a pé pela MARGINAL DO TIETÊ, e houve mais quebra-quebra. Um carro alegórico da PÉROLA NEGRA foi incendiado. “Vamos botar fogo em tudo agora”, gritava uma dirigente da agremiação, após o incêndio, sugerindo uma retaliação. TIAGO CIRO TADEU FARIA, de 29 anos, apontado pela polícia como diretor da IMPÉRIO DA CASA VERDE, e CAUÊ SANTOS FERREIRA, de 20, torcedor da GAVIÕES DA FIEL, foram presos. A polícia pretende identificar outros envolvidos por meio de imagens de TV. Integrantes da VAI-VAI, CAMISA VERDE E BRANCO, ROSAS DE OURO, PÉROLA NEGRA e outras escolas também se revoltaram conta as notas dos jurados e participaram do tumulto. Às 21 horas, começaram a ser lidas as notas do GRUPO DE ACESSO, que terminou com a vitória da NENÊ DE VILA MATILDE.       

Assaltantes da casa de LEÃO aparecem em vídeo. As imagens de dois dos três suspeitos de assaltar a casa do técnico do SÃO PAULO, ÉMERSON LEÃO, no JARDIM PAULISTA, zona oeste, foram divulgadas pela polícia. O crime aconteceu na tarde do sábado, dia 18 de fevereiro. A dupla já foi reconhecida pelo técnico. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as imagens são de câmeras de segurança que flagraram os dois homens em um outro assalto no mesmo bairro, no ano passado. Hoje, LEÃO falou sobre o caso logo após o treino do SÃO PAULO, na BARRA FUNDA: “Quando você encontra duas pessoas estranhas, bandidos, na sua casa, tudo pode acontecer. Tive contato físico com eles. Não vi arma de fogo, mas na mão tinham um estilete grande”, disse. “Felizmente, só levaram peças, algumas de valor financeiro e outras, sentimental. Me levou uma lembrança de 70 que valia muito para mim, lembrança da minha presença na conquista da COPA (do MUNDO de 1970, no MÉXICO)”, lamentou. Segundo LEÃO, o relógio vale de 500 a 1000 reais. O caso está sendo investigado no 15º Distrito Policial (ITAIM-BIBI). O treinador e a mulher chegaram em casa às 16 horas e deram de cara com os ladrões, que fugiram. Nenhum dos dois foi agredido.

Um motorista de 18 anos atropelou 17 pessoas que participavam de uma festa de carnaval em uma rua do balneário de QUINTÃO, em PALMARES DO SUL, no litoral norte do RIO GRANDE DO SUL, na madrugada de hoje. Os feridos sofreram escoriações e algumas fraturas. Uma das vítimas, BIANCA DA COSTA, de 15 anos, foi internada com traumatismo craniano no Hospital de TRAMANDAÍ. O acidente aconteceu por volta das 2:30 horas, momento em que muitas pessoas estavam brincando o carnaval na rua. Dirigindo uma caminhonete ECOSPORT, GILBERTO LUIZ PELIZZER JUNIOR entrou na Avenida ESPARTA, reservada para festas de carnaval. Turistas disseram à polícia que ele deixou o som de seu veículo muito alto, o que levou muitas pessoas a reclamarem. Os foliões protestaram e, em meio a uma discussão, o motorista acelerou e forçou a passagem no meio do grupo, atropelando vários deles. Durante a fuga, o jovem foi perseguido por um taxista, que indicou sua localização para a polícia. Em depoimento prestado na Delegacia de CIDREIRA, PELIZZER disse que foi cercado por pessoas que queriam agredi-lo e avançou para escapar das ameaças.

A funcionária pública MAIZA APARECIDA RODRIGUES TAVARES, de 54 anos, morreu na tarde de ontem após cair de uma tiroleza em um sítio de turismo rural em ÁGUAS DE LINDÓIA, no interior de SÃO PAULO. O cabo de aço do equipamento rompeu. Pedaços do cabo de aço rompido foram apreendidos e encaminhados para a perícia. O caso foi registrado na Delegacia de ÁGUAS DE LINDÓIA como morte suspeita. MAIZA passava o feriado prolongado na cidade com a família. O corpo da funcionária pública será enterrado no Cemitério da PENHA, em SÃO PAULO, nesta manhã.

Os motoristas que voltavam para a capital nesta tarde encontravam tráfego intenso na maioria das rodovias de SÃO PAULO. A previsão é que amanhã o trânsito continue complicado até o início da tarde. Hoje, a situação estava pior na Rodovia FERNÃO DIAS, que acumulava congestionamento de 40 quilômetros, entre os km 20 e 60, entre as regiões de BRAGANÇA PAULISTA, ATIBAIA e MAIRIPORÃ, devido ao tráfego intenso de veículos. 

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, anunciou hoje que tem uma “lesão de dois centímetros” no abdômen e terá de se submeter a uma nova cirurgia. O líder de 57 anos visitou uma fábrica de tratores no Estado de BARINAS para pôr fim aos rumores sobre sua saúde que circularam nas redes sociais desde que ele não apareceu em seu programa dominical ALÔ, PRESIDENTE!, no domingo. “Foi detectada uma nova lesão no mesmo local onde foi extirpado o tumor de junho”, declarou o presidente à TV estatal. “É uma lesão pequena, de dois centímetros de diâmetro, e isso me obriga a passar por nova intervenção.” O presidente venezuelano disse ainda que está em boas condições físicas para enfrentar a “batalha”. Acompanhado de seu irmão ÁDAN, governador de BARINAS e dos ministro da Comunicação ANDRÉS IZARRA e da Indústria RICARDO MENÉNDEZ, CHÁVEZ negou boatos de que seu câncer teria se espalhado para o fígado. Segundo ele, a cirurgia será menos complicada que a anterior. O presidente confirmou que esteve em CUBA no fim de semana para fazer exames. Seu diagnóstico seria divulgado apenas amanhã, mas os rumores sobre sua saúde o fizeram antecipar o anúncio. “Ninguém deve se alarmar”, pediu ele. “Será necessário avaliar se há uma ligação dessa lesão com o tumor antigo ou não.”

A CASA BRANCA pediu desculpas hoje pela queima de livros sagrados muçulmanos em uma pilha de lixo da base militar dos EUA no AFEGANISTÃO. O secretário de imprensa do governo americano, JAY CARNEY, disse que este foi um “acidente profundamente infeliz” que não reflete o respeito dos militares do país pelas práticas religiosas dos afegãos. Ele afirmou ainda que a queima de cópias do ALCORÃO não foi intencional, que investigações estão sendo feitas e que não acontecerá novamente.

O governo do IRÃ advertiu hoje à comunidade internacional que realizará um ataque preventivo contra inimigos caso sinta que seus interesses nacionais estão sob ameaça. O anúncio foi feito em meio ao aumento da tensão entre o OCIDENTE e TEERÃ, por conta do programa nuclear iraniano, e um dia depois de o IRÃ anunciar exercícios militares para proteger suas instalações atômicas. O cenário na região levou a especulações de que ISRAEL estaria planejando atacar as usinas nucleares do país.  

Conhecido pelos filmes do gênero “blaxpoitation” dos anos 1979, o ator DICK ANTHONY WILLIAMS morreu nesta terça-feira, aos 77 anos, de causa não revelada, em LOS ANGELES. Seu primeiro grande papel foi na peça WHAT THE WINE-SELLERS BUY (1974), de RON MILNER, que he valeu uma indicação para o TONY. No cinema, fez um papel semelhante ao da peça em THE MACK. Ao lado do diretor WOODIE KING Jr ele fundou o NEW FEDERAL THEATER, pelo qual passou DENZEL WASHINGTON. O ator fez o papel de MALCOLM X numa série de TV, que, no cinema, foi defendido por WASHINGTON no filme de SPIKE LEE, para o qual WILLIAMS trabalhou em MO´BETTER BLUES.

2 013      :    -       QUINTA-FEIRA
O Comandante do 12º Batalhão de Polícia Metropolitano, TENENTE-CORONEL PM MAURICI ACRANI, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade alusiva ao 56º Aniversário da Unidade, outorga de medalhas Constitucionalista da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e do Cinqüentenário do Batalhão. Em seguida, haverá o descerramento do retrato do CORONEL PM HELSON LÉVER CAMILLI na galeria de ETERNOS COMANDANTES.
21 DE FEVEREIRO DE 2013
16 HORAS
RUA RAFAEL IÓRIO, 160 – CAMPO BELO – SÃO PAULO
Nesta manhã recebo alguns telefonemas e mensagens sobre a postagem das cretinices movidas contra mim pelo senhor CARRARO, um sujeito mesquinho, ressentido, que procura difamar-me em conversas com terceiros. Acontece que tudo isso chega ao meu conhecimento e achei melhor alertar os meus amigos sobre essa figura asquerosa, um cancro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Por volta das 13 horas, estou no MMDC. Tenho pouco tempo para almoçar e faço isso em companhia de OLIVEIRA e COLOMBO. Falamos sobre a horrível notícia de que DILMA ROUSSEFF é candidata à reeleição em 2014. Na festa do PT pudemos ver os condenados pela Justiça, principalmente JOSÉ DIRCEU e GENOÍNO, como se nada tivessem acontecido com eles.
Às 14:15 horas chega um carro para me levar até o 12º BPMM. Passamos pela casa do ALFREDO PIRES e dona NAIR. Eles nos acompanham até o quartel que fica no CPA/M-2.
Ali já se encontram o AMADO RÚBIO e dona NADIR. Chegam mais tarde a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, o ARISTIDES, o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA. Somos recepcionados pelo Comandante do CPA/M-2 CORONEL PM EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL e pelo Comandante do 12º BPMM, TENENTE-CORONEL PM MAURICI ACRANI. Irá presidir a solenidade do 56º Aniversário do 12º BPMM o GENERAL-DE-DIVISÃO FLORIANO PEIXOTO, Comandante da 2ª Divisão do Exército. O CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA, SubCmt PM, representa o Cmt Geral. Também prestigia o evento o atual Comandante do CPA/M-6 (ABC) CORONEL PM MAURO CÉSAR DOS SANTOS RICCIARELLI. SANDRA SARGENTELLI foi escolhida para ser uma das cerimonialistas do evento. Participam também: WÁLTER MELO DE VARGAS, ALFREDO DOS SANTOS e MILTON BASILE, além de muitos outros conhecidos.
A Abertura do evento e feito com o canto do HINO NACIONAL. O CORAL GRABER apresenta o Tributo ao 12º BPMM; outorga de Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau; homenagem ao PM do ano de 2012. Entrega de medalhas CONSTITUCIONALISTA (da Sociedade Veteranos de 32-MMDC) e do CINQUENTENÁRIO DO 12º BPMM:
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
CORONEL PM EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL
MAJOR PM ADERSON GUIMARÃES PEREIRA
CAPITÃO PM ROBSON CABANAS DUQUE
CAPITÃO PM EDNILSON SANTIAGO STAFF
CAPITÃO PM SERGIO DE BARROS FERRAZ
CAPITÃO PM ALMIR GILBERTO PIRES
1º TENENTE PM EVALDO ANTÔNIO SOARES FILHO
1º TENENTE PM CELSO ARANTES LUCAS
1º TENENTE PM CARLOS EDUARDO HIROFUMI UTIYAMA PAPA
1º SARGENTO PM MARCELO BENHOSSI
2º SARGENTO PM SÉRGIO EDUARDO BASÍLIO DA SILVA
3º SARGENTO PM EDUARDO BARBOSA NASCIMENTO

RECEBEM A MEDALHA DO CINQUENTENÁRIO DO 12º BPMM NOSSOS ASSOCIADOS:
CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA – Presidente do Conselho Deliberativo
AMADO RÚBIO – atual Comandante do Exército Constitucionalista
ALFREDO PIRES – ex-comandante do Exército Constitucionalista/
Descerramento da foto do CORONEL PM HELSON LÉVER CAMILLI, que comandou o 12º BPMM. Promovido ao posto de CORONEL PM foi comandar o CPA/M-6 e agora está comandando o CPI-7 (SOROCABA).Segue-se uma magnífica apresentação do KLÉBIO JAKSON.
Faz uso da palavra o GENERAL-DE-DIVISÃO FLORIANO PEIXOTO, Comandante da 2ª DIVISÃO DE ENSINO.
Com o CANTO DA CANÇÃO DA POLÍCIA MILITAR temos o encerramento da solenidade. Os convidados vão participar de um “coffee-break” final.
A PM CATARINA guia o carro que leva o ALFREDO PIRES e dona NAIR até sua residência. Depois me transporta de regresso ao MMDC.
O retorno para GUARULHOS é meio complicado. A MARGINAL TIETÊ e a VIA DUTRA estão sobrecarregadas de veículos.   
Rugai nega crime, mas se cala diante da acusação
André Lessa/AE  - "Futuro de Gil Rugai deve ser decidido nesta sexta-feira": Gil Rugai se calou nesta quinta-feira diante das perguntas da acusação. Suspeito de matar o pai e a madrasta há quase nove anos, o réu seguiu as orientações de seus advogados e recusou-se a responder aos questionamentos do promotor Rogério Zagallo no quarto dia de julgamento. O silêncio começou por volta das 19h. Antes, ao juiz Adilson Simoni, o acusado se declarou inocente e disse desconhecedor os motivos da denúncia. A acusação queria ainda ler em plenário as perguntas que seriam feitas ao acusado. A defesa protestou e o juiz não permitiu que as perguntas fossem lidas. O julgamento transcorreu com as indagações da defesa. Nesse ponto, o jovem, que permaneceu apático nos primeiros três dias de julgamento, deu respostas firmes e objetivas. Sem gaguejar nem mudar o tom de voz, assumiu uma postura no limite entre a tranquilidade e a frieza. Aparentando em alguns momentos seguir à risca a orientação dos advogados, referiu-se às vítimas como "papai" e "Lelê" e negou qualquer problema no relacionamento com o casal. Ao juiz, Gil disse ainda que não desfalcou a empresa do pai, que não brigou com ele na semana anterior ao crime nem esteve na casa no dia das mortes. "Sou inocente, não sei por que estou aqui." Sobre os motivos que teriam levado à morte do casal, o réu afirmou não conhecer ninguém capaz de cometer o crime. "Quando estive preso ficava pensando em quem poderia ter feito isso, mas estava ficando paranoico e então parei de pensar." Contra o estereótipo de estranho, comentou todas as atividades que praticou, como cursos superiores de Teologia, Letras, Direito e Matemática. Admitiu ter aprendido a atirar, mas alegou que seu pai o estimulava a fazer qualquer curso que o afastasse da Igreja. Em seu currículo constam ainda aulas de rafting, arco e flecha, jiu-jítsu, bartender free-style e clássico, grego, latim e culinária, entre outros.
Depoimentos: Na manhã desta quinta-feira foram ouvidas as três últimas testemunhas. O sócio de Gil Rugai na época do crime, Rudi Otto, afirmou que desconfiou do réu assim que teve notícias da morte do casal. O publicitário contou ter tido essa reação porque já havia visto o acusado com uma pistola no escritório que dividiam nos Jardins, fato que o deixou "desconfortável". A arma seria guardada por Gil em um valise - chamada por ele de "mala de fuga". Nela também havia duas facas, um canivete, uma estrela ninja e selos com ácido. A desconfiança levou Otto a "vasculhar" a empresa dois dias após as mortes. "Procurei em tudo e a arma não estava mais lá", afirmou. Em um depoimento contundente para traçar o perfil do réu, o publicitário ainda disse que Gil estava estranho na semana do crime por ter sido afastado da empresa do pai. "Ele chegou a dizer que estava estranho mesmo, mas que isso iria passar." A testemunha também relatou que Gil demonstrava interesse em fazer cursos de tiro e às vezes falava mal da madrasta e do pai, com quem não teria "afinidade". "Ele dizia que o pai queria dominar o mundo." O motorista Francisco Alves e o vigia Fabrício dos Santos também testemunharam. Ambos disseram que ouviram os disparos, mas não viram ninguém deixar o local do crime. Jurados vão pesar depoimentos e falhas periciais: Nesta sexta-feira, os jurados devem definir o futuro de Gil Rugai, confrontando as falhas periciais apontadas durante todo o julgamento com testemunhos contundentes que colocam o réu na cena do crime. Do lado da acusação, pelo menos três depoimentos apontam o acusado como autor dos assassinatos. O encontro da arma do crime no prédio de Rugai será explorado pelo promotor Rogério Zagallo. Pelo lado da defesa, a ideia é levantar dúvidas na cabeça dos jurados por causa das falhas na investigação - incluindo o uso do vídeo da perícia em que se usa o pé trocado de Gil Rugai.
Mais um policial militar foi morto ontem à noite, numa tentativa de roubo a motocicleta. Desta vez, a vítima foi o PM ANTÔNIO CARLOS FERNANDES JÚNIOR, de 22 anos. O caso aconteceu no ITAIM BIBI, na zona oeste. Um dos criminosos baleados pelo PM, foi detido pouco depois. Esse é o quinto caso de PM vítima de latrocínio por causa de motocicletas nos últimos seis meses na GRANDE SÃO PAULO. O último caso havia acontecido na VILA JACUÍ, na zona leste e, assim como o de ontem, envolvia moto de luxo. FERNANDES JÚNIOR foi abordado quando estava à paisana, parado, com uma amiga, cujo nome não foi revelado, na garupa, na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. Dois assaltantes, em outra moto, emparelharam. Um dos ladrões desceu e chegou a anunciar o roubo – queria a moto do PM, uma HONDA CBR1000, avaliada em 35 mil reais – e mandou a garota correr. O PM reagiu ao assalto. O criminoso que estava na moto escapou a pé. FERNANDES JÚNIOR foi baleado no peito. O outro ladrão, também ferido, roubou um LIVÍNIA de um taxista, mas o celular do motorista, com rastreador, ficou no carro. Policiais localizaram ROGÉRIO DOS SANTOS PEREIRA, de 27 anos, dentro de uma oficina na Rua CORONEL FAWCETT, no SACOMÃ, ferido na perna e no antebraço. O suspeito foi levado ao Pronto Socorro HELIÓPOLIS e ainda não prestou depoimento. Questionada sobre os recentes casos de ataques a policiais em motocicletas, a corporação não se manifestou.

Uma rebelião motivada pela morte de um interno no mês passado, na unidade VILA CONCEIÇÃO da FUNDAÇÃO CASA, no ITAIM PAULISTA, na zona leste, terminou hoje com 12 feridos – sete funcionários e cinco infratores. Um dos funcionários agredidos ficou com as costas marcadas por vergões. “Jogaram álcool e falaram que iam tocar fogo na gente”, disse. O motim durou quatro horas. Das 9 às 13 horas, 18 pessoas foram mantidas reféns – entre elas, o diretor da unidade. Os 60 rebelados atearam fogo em colchões, destruindo parte dos dormitórios e a cozinha. Os infratores não fizeram exigências. No pátio, escreveram o número “1533”, relacionado ao PCC e as palavras “LUAN” e “LUTO”. Em 29 de janeiro, o adolescente LUAN SILVA, de 16 anos, morreu no hospital após um motim – a causa da morte seria a fumaça inalada por causa da queima de colchões.  

Em decisão cautelar de seu Tribunal de Disciplina, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) definiu, no fim da noite, que o CORINTHIANS jogará com portões fechados durante toda a atual edição da TAÇA LIBERTADORES e não poderá ter seus torcedores nem em partidas como visitante. A decisão se baseou no relato transcrito na súmula pelo árbitro equatoriano CARLOS VERA. A medida foi tomada após a morte do torcedor KEVIN DOUGLAS BELTRÁN ESPADA, de 14 anos, durante a partida entre SAN JOSE e CORINTHIANS, em ORURO, na noite de ontem. O jovem boliviano foi atingido por um sinalizador na cabeça. Segundo a CONMEBOL, a punição ao CORINTHIANS é provisória, válida por um prazo máximo de 60 dias, enquanto não houver a conclusão do caso. O CORINTHIANS foi informado oficialmente da decisão da entidade ainda hoje – o gerente de futebol EDU GASPAR recebeu um e-mail com a notificação da CONMEBOL. O clube, porém, não se pronunciou sobre o assunto. Alem do prejuízo de sua imagem, o atual campeão mundial e continental terá de lidar um problema de ordem econômica: em balanço divulgado pelo clube na terça-feira, dia 19, o CORINTHIANS informava que 83,5 mil ingressos (de um total de 105,5 mil) para os jogos em casa já estavam vendidos.

Os doze brasileiros presos e acusados pela morte do torcedor KEVIN DOUGLAS BELTRÁN foram indiciados por homicídio culposo – dois como autores e os outros dez como cúmplices. De acordo com a polícia boliviana, os dois brasileiros apontados como autores do disparo de uma sinalizador na partida entre SAN JOSE e CORINTHIANS, na quarta-feira, dia 20, tinham vestígios de pólvora nas mãos e levavam mochilas com outros sinalizadores navais, que coincidem com o artefato encontrado no crânio do garoto de 14 anos. O indiciamento contraria as expectativas da embaixada brasileira em LA PAZ, que imaginava liberar pelo menos seis brasileiros. Hoje, foram enviados um agente consular e um advogado para ORURO, onde estão presos os 12 torcedores. Havia receio na embaixada de que pudessem ocorrer abusos por parte da polícia local por causa da grande comoção que tomou conta da BOLÍVIA após a tragédia. Os torcedores reclamaram da falta de alimentação e de banheiro, mas o Ministério Público da BOLÍVIA se defendeu. “Eles estão sendo tratados como a polícia trata os outros presos”, afirmou ABIGAIL SABA, fiscal de investigação do Ministério Público. O caso “ESTADIUM”, como está sendo chamado na BOLÍVIA, não terá uma resolução em menos de 15 dias. Os policiais também querem comparar o sinalizador que atingiu KEVIN com outros nove encontrados com os torcedores. Os bolivianos descartaram eventuais erros na fiscalização nos portões de entrada do Estádio JESÚS BERMÚDEZ – os sinalizadores são proibidos na BOLÍVIA. O CORONEL CARLOS QUIROGA RAMOS disse que todas as evidências indicam que o autor do disparo está entre os presos (os brasileiros alegam que o infrator já retornou ao País). “Temos suspeitos, mas vamos encontrar o culpado”, afirmou. A morte de KEVIN DOUGLAS BELTRÁN ganhou as manchetes das versões eletrônicas dos periódicos bolivianos. O portal LA TERCERA estampou “a TAÇA LIBERTADORES ESTÁ DE LUTO”. Já o LA RAZÓN ressaltou que vários torcedores saíram do estádio chorando no final da partida.

O presidente egípcio, MOHAMED MORSI, convocará eleições parlamentares que começarão em 27 de abril. A informação foi dada à agência REUTERS por uma fonte ligada a MORSI, que pediu anonimato. Segundo a autoridade, a votação ocorreria em três ou quatro etapas. Hoje, o Conselho da SHURA (instituição equivalente ao Senado) aprovou uma lei eleitoral que abre caminho para MORSI definir a data da votação. A eleição seria realizada em fases em diferentes regiões em razão da escassez de supervisores. A última votação legislativa, vencida por grupos islâmicos, durou de novembro de 2011 até janeiro do ano seguinte. O presidente deve ratificar a lei eleitoral até segunda-feira, dia 25 de fevereiro. A Câmara foi dissolvida no ano passado, depois que a Corte Constitucional decidiu que a lei original usada para eleição era injusta. O novo Parlamento terá de decidir sobre as duras medidas econômicas exigidas pelo FMI em troca de um empréstimo de 4,8 bilhões de dólares.

O IRÃ começou a instalar centrífugas mais avançadas na usina de NATANZ, a principal de enriquecimento de urânio do país, informou hoje a Agência Internacional de Energia Atômica. A iniciativa irritou as potências mundiais antes da retomada das conversações com TEERÃ, na próxima semana. Em um relatório confidencial, a agência da ONU disse que 180 centrífugas do modelo IR-2M foram levadas para NATANZ, mas ainda não tinham sido colocadas em funcionamento. Essas máquinas podem dar ao IRÃ a capacidade de acelerar a produção do urânio, que o Ocidente teme ser usado na construção de uma arma nuclear. O IRÃ assegura que seu programa nuclear tem fins pacíficos e está enriquecendo urânio somente para produzir energia. Os EUA consideraram uma “provocação” a instalação de centrífugas mais modernas. O IRÃ tenta há anos desenvolver centrífugas mais eficientes e a instalação das novas máquinas comprova a contínua rejeição de TEERÃ em cumprir a exigência do Ocidente para restringir seu programa nuclear. Isso pode prejudicar os esforços para resolver a disputa de forma diplomática, sem desencadear um novo conflito no ORIENTE MÉDIO.  

Cento e dezesseis cardeais devem participar do conclave que vai eleger o novo papa em março. O número anteriormente informado era 117, mas o cardeal JULIUS RIYADI DARMAATMADJA, arcebispo emérito de JACARTA (INDONÉSIA), informou que não deve participar do evento por motivos de saúde. O cardeal confirmou que, devido à deterioração das suas condições físicas, não poderá viajar para ROMA. Ele vive em uma casa de jesuítas para padres idosos, na ILHA DE JAVA, há dois anos, desde que deixou a arquidiocese por ter atingido o limite para o cargo, 75 anos. Em meio às expectativas para o conclave, a Igreja Católica em PORTUGAL enfrenta denuncias de escândalo sexual. A revista semanal “VISÃO” publicou hoje reportagem sobre o ex-bispo auxiliar de LISBOA e atual delegado do Conselho Pontifício da Cultura, CARLOS AZEVEDO, que estaria sendo investigado pela Nunciatura Apostólica por suposto assédio sexual a membros da própria Igreja na década de 1980. DOM CARLOS AZEVEDO nega o assédio sexual e afirma que nunca foi chamado a depor por qualquer processo.  

2 014      :    -      SEXTA-FEIRA
Como tenho de estar às 10 horas na PRAÇA CARLOS GARDEL, no IBIRAPUERA, levanto por volta das 5 horas. Combinara encontrar com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC às 9 horas.
Pela Internet leio:
DIÁRIO OFICIAL DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS CORONÉIS PM LUIZ HENRIQUE USAI (era comandante do 38º BPMI – SÃO CARLOS) e ROBSON BIANCHI (Comandava o 7º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS em CAMPINAS)
ROBSON BIANCHI nasceu em 5 de outubro de 1961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. Apenas tenho as datas das suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1986) e 1º TENENTE (24 de maio de 1989)
LUIZ HENRIQUE USAI nasceu em 3 de fevereiro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. Também só tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1987) e 1º TENENTE (25 de agosto de 1989).

Recebo, nesta manhã, através do NINHO DAS ÁGUIAS, o seguinte editorial:
O texto que segue é a íntegra do editorial do The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, no original em espanhol, um dos poucos veículos da grande mídia internacional que se refere de forma objetiva sobre o que está ocorrendo na Venezuela sob a complacência covarde e/ou a cumplicidade criminosa, da denominada "comunidade internacional", o ente sempre invocado pela bandalha comunista que infesta as redações das agências internacionais de notícias, useiras e vezeiras em adular os assassinos comunistas títeres de Fidel Castro e seu irmão Raúl. Invocam sempre a "comunidade internacional" em favor dos assassinos comunistas. Agora calam.
Cumpre assinalar que a imprensa brasileira e as redes de televisão até agora estão fechando os olhos para o que acontece na Venezuela. E o que é pior é que quando se referem à crise que explodiu na Venezuela tratam Nicolás Maduro e seus sequazes como um governo legítimo. Perdoem-me, leitores, mas esses meus colegas jornalistas constituem um bando de criminosos a serviço do deletério movimento comunista liderado na América Latina pelo Foro de São Paulo que, para vergonha dos brasileiros decentes, honestos e trabalhadores, que defendem a liberdade, a lei e à ordem, foi fundado por Lula e Fidel Castro e é dirigido pela turma do PT!
Atentem para o final do editorial do WSJ, que é muito claro e objetivo sobre o que realmente acontece agora na Venezuela e pode, mais adiante, acontecer no Brasil e demais países do continente: "Ao final, adverte o editorial: “A oposição prometeu não renunciar a seu direito a reunir-se em locais públicos. A grande interrogação é se todas as forças armadas seguirão a ordem de Maduro de mobilizar-se contra um grande protesto contra o governo. Algumas provavelmente o farão. A Venezuela também está cheia de agentes de inteligência cubanos que trenaram a milícia, que está armada e é perigos. Esses grupos estão dando as ordens em Caracas tanto como Maduro, e a agitação mais recente está se convertendo em outro pretexto para aumentar a repressão”.
Editorial: La situación en Venezuela se pone fea
Las cosas se están poniendo feas en Venezuela. Tres personas murieron en manifestaciones contra el gobierno en las calles de Caracas el miércoles. Los asesinos no han sido identificados, pero el presidente venezolano, Nicolás Maduro, está utilizando las muertes para justificar una represión del gobierno sobre la creciente agitación cívica dirigida contra sus líderes y el deterioro de la economía.
Maduro fue el sucesor elegido por Hugo Chávez, y uno de los legados de influencia cubana del ex mandatario fue politizar las fuerzas armadas y la policía y desarrollar una milicia informal cuyos integrantes todavía rondan las ciudades y los pueblos en motocicletas para intimidar a opositores políticos. Hoy en día, Caracas es una de las ciudades más peligrosas del mundo.
Chávez también estranguló a las empresas independientes de radio y televisión. El miércoles, el gobierno bloqueó la señal televisiva de NTN, un canal de noticias colombiano. Los únicos medios de comunicación independientes que quedan son los periódicos, pero el banco central no les quiere vender los dólares que necesitan para importar papel y ellos también están intentando sobrevivir.
La economía venezolana se encuentra en un espiral descendente. El banco central reconoce una tasa anual de inflación de 56%, aunque probablemente sea mucho mayor, y hay una escasez de divisas extranjeras. El "índice de escasez" del banco señala que 28% de los alimentos básicos no están disponibles. Los hospitales se están quedando sin medicamentos y provisiones y no pueden conseguir los dólares para importar más. Los inventarios de baterías y repuestos para autos están agotados y no se pueden reabastecer. La semana pasada, Toyota y General Motors GM +2.13% anunciaron que cerrarían plantas de ensamblaje de forma indefinida, ya que sin dólares no pueden importar componentes para la manufactura. Aproximadamente 12.000 empleos se ven perjudicados.
En noviembre, con una mayoría simple en la Asamblea Nacional, Maduro obtuvo poderes para gobernar por decreto por un año. Ahora su mano se está endureciendo más. El miércoles, calificó las protestas contra el gobierno como un "intento de golpe". También anunció una prohibición de las manifestaciones callejeras, cerrando el último lugar público para disentir. Se dieron órdenes de arresto para al menos dos adversarios de Maduro.
La oposición ha prometido no renunciar a su derecho a congregarse en lugares públicos. La gran interrogante es si todas las fuerzas armadas seguirán la orden de Maduro de movilizarse contra una protesta grande contra el gobierno. Algunas probablemente lo harán. Venezuela también está llena de agentes de inteligencia cubanos que entrenaron a la milicia, que está armada y es peligrosa. Estos grupos están dando las órdenes en Caracas tanto como Maduro, y la agitación más reciente se está convirtiendo en otro pretexto para aumentar la represión. Do site do The Wall Street Journal en español

DETALHES DA PRISÃO DE H. PIZZOLATO EM POZZA DI MARANELLO (traduzido)
O Presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Joaquim Barbosa, tinha conhecimento da sigilosa investigação feita pela Interpol (envolvendo os Carabinieri, a Polícia Federal do Brasil, da Argentina, da Espanha e a Guarda de Finança da Itália) para localizar e prender H.Pizzolato, realizada ontem (5) em Pozza di Maranello. Para não atrapalhar a busca a Pizzolato, sabe-se que Barbosa adiou propositadamente a prisão do deputado João Paulo Cunha, outro condenado ainda em liberdade, cujos atos nos últimos meses foram fundamentais para o sucesso da operação. Barbosa foi comunicado por seus assessores de inteligência no STF que a Polícia Federal estava monitorando comunicações entre Pizzolato e a cúpula do Partido dos Trabalhadores PT, principalmente alguns condenados na Ação Penal 470. Ocasionalmente, a Interpol interceptou pelo menos uma ligação telefônica feita do Brasil para Pizzolato, na Itália, no dia 16 de janeiro. Quem ligou foi o deputado João Paulo Cunha. Na interpretação da conversa interceptada, Cunha teria pedido um depósito em dinheiro na conta de um parente.
Tal ligação entre o deputado e o foragido foi decisiva para a polícia italiana localizar Pizzolato. Mas a pista principal para capturá-lo – segundo versão vazada da investigação - foi uma doação de 50 mil Euro feita na Europa para a conta, no Brasil, do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores Delúbio Soares. O dinheiro veio em nome de cidadãos italianos e marroquinos. Agora, a Procuradoria Geral da República brasileira e a Polícia Federal daquele país, com a ajuda do Coaf brasileiro (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) investiga se houve doações semelhantes para outros membros do Partido dos Trabalhadores já detidos. Sabe-se que o Partido coordenou uma brevissima campanha de arrecadação de fundos totalizando em poucos dias aproximadamente 600 mil Euros sob condições que geraram investigações do Ministério Público brasileiro. Os investigadores analisam dados de dois computadores apreendidos na casa do sobrinho de Pizzolato, no momento da prisão em Pozza de Maranello. A Interpol também investiga detalhes de viagens feitas por Pizzolato pela Europa – principalmente pela França e pela Suíça – para realizar transações bancárias. Caso se confirmem tais movimentações financeiras, haverá evidências de que Pizzolato teve ajuda de membros do Partido para fugir do Brasil com o objetivo de gerenciar recursos do esquema do chamado Mensalão – e, possivelmente, de outras irregularidades. No interrogatório à Guardia di Finanza, Pizzolato declarou que é completamente inocente das acusações e reiterou que “agiu apenas cumprindo ordens superiores como funcionário do Banco do Brasil” (do qual foi diretor de Marketing). Seu descontentamento com a cúpula de seu partido, no entanto, pode não ser infundado, uma vez que Pizzolato protagoniza, certamente, um jogo de pressão. Consta ainda que em um cofre bancário no exterior, Henrique Pizzolato tem uma caixa com três HDs (Hard Disks) contendo um arquivo completo de todas as negociações feitas entre 2003 e 2007 com o esquema do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Pizzolato confia que tais documentos – que podem ser colocados à disposição das autoridades italianas – serviriam como seu “seguro de vida”.

Saio de casa antes das 7 horas. A viagem de ônibus é sofrível. Um trânsito muito ruim na VIA DUTRA faz com que chegue à Sociedade Veteranos de 32-MMDC somente às 8:30 horas. O professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, já se encontra me esperando. Vamos para a PRAÇA CARLOS GARDEL, onde acontece a cerimônia dos 69 anos do episódio marcante da FEB, A TOMADA DE MONTE CASTELO. O MAJOR ROMAN cuida do cerimonial e explica para nós como irá se desenrolar o evento e o momento da entrega do COLAR DO CENTENÁRIO do IHGSP ao GENERAL ADHEMAR DA COSTA MACHADO, Comandante Militar do Sudeste.
Vários amigos estão presentes: ALFREDO PIRES e sua senhora DONA NAIR; THELL DE MORAES, acompanhado de dois rapazes DEMOLAY; JORGE BAPTISTA CRUZ, ORÍTIA. Encontramos no local uma dezena de velhos combatentes da FEB, alguns com mais de noventa anos. Com a chegada do GENERAL ADHEMAR, acompanhado do VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO, GENERAL FLORIANO PEIXOTO e outros oficiais vai ter início a solenidade defronte o Monumento aos Heróis da FEB. Canta-se a CANÇÃO DOS EXPEDICIONÁRIOS. É enaltecido o episódio de MONTE CASTELO com a fala de um representante dos ex-combatentes; uma coroa de flores é colocada pelo Comandante Militar do Sudeste junto ao Monumento; o capelão faz a bênção.
Procede-se a entrega do COLAR DO CENTENÁRIO do IHGSP ao GENERAL ADHEMAR. O Comandante faz uso da palavra e se encerra a singela comemoração.
Conversamos com vários dos presentes, inclusive com o vereador CORONEL TELHADA. No momento em que vamos para o CMSE, onde se encontra o carro do Professor JOSÉ CARLOS, vai acontecer um imprevisto. O professor esquecera o carro ligado e a bateria arriou. É um carro hidromático e há necessidade de auxílio de um outro veículo para fazer o que se costuma dizer “uma chupeta”. Depois de alguns minutos de conversa com os responsáveis pelo estacionamento do CMSE, bem como com o MAJOR ROMAN, isso é resolvido.
O professor JOSÉ CARLOS tem outro compromisso na LAPA. Deixa-me na Avenida PAULISTA. Embarco no metrô e retorno à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O calor desta manhã deixa-me tonto. Com certa dificuldade vou dar conta dos problemas desta tarde. Um deles diz respeito ao OLIVEIRA, que me telefona para almoçar na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP – numa comemoração pelo sucesso do COLOMBO na Universidade onde está concluindo o curso de Farmácia.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO passa pela Sociedade, bem apressado. Deixa as medalhas que serão entregues no dia 15 de março na PRAÇA GINO STRUFFALDI. A tarde é de alta temperatura e não me sinto bem. Retorno para casa sofrendo de um princípio de labirintite. O WILLIAM MASCARENHAS irá me representar num jantar no BUFFET ESPAÇO CANTAREIRA, à Avenida ÁGUAS DE SÃO PEDRO, 135, zona norte. A DISTRITAL SANTANA, da Associação Comercial irá fazer uma homenagem a FRANCISCO GIANNOCCARO e ao ELOY.
Durante a viagem de regresso para casa venho lendo “TRIBUTO A UM HERÓI”, de autoria do CORONEL JOSÉ CARLOS XAVIER. Ele autografou o livro durante o almoço que tivemos na AOMESP nesta tarde. O XAVIER era soldado na Campanha do Vale do Ribeira e comandado pelo então 2º TENENTE ALBERTO MENDES JÚNIOR.
    
Uma greve de motoristas e cobradores de ônibus da Viação SAMBAÍBA, que atende a zona norte da capital, deixou milhares de pessoas sem transporte coletivo. As ruas da região ficaram travadas. A prefeitura acionou o PAESE, com ônibus para atender os usuários, mas a estrutura disponibilizada foi muito pequena e muita gente permaneceu horas nos pontos esperando o veículo que nunca chegava. Sem alternativas, muitas pessoas se arriscaram a ir a pé para seus compromissos. Ao menos 270 mil usuários foram afetados. Ao todo, 448 ônibus da viação ficaram parados durante toda a manhã e parte da noite – as operações só foram retomadas às 17 horas.

Determinação da Justiça Federal bloqueou os bens de cinco dos onze envolvidos no CASO ALSTOM – suposto esquema de pagamento de propina a políticos e funcionários públicos, entre 1998 e 2002. A decisão impede a movimentação de 32,4 milhões de reais dos cinco réus. Como algumas contas não tinham saldo suficiente, a decisão não foi cumprida integralmente. Apenas 9,8 milhões de reais foram bloqueados.

Mais uma vez, THOMAZ BELLUCCI ficou no quase. Depois de vencer o primeiro set contra o espanhol DAVID FERRER, o tenista brasileiro permitiu a virada e foi eliminado do RIO OPEN. O paulista caiu diante do quarto melhor jogador do mundo. O jogo chegou a ser interrompido por duas horas, no início do terceiro set, por falta de luz na quadra central. Pelo torneio de duplas, o mineiro MARCELO MELO, ao lado do espanhol DAVID MARRERO, se classificou para a decisão. No feminino, TELIANA PEREIRA disputa amanhã a semifinal.

LAÍS SOUZA mostra que está se recuperando bem da fratura na coluna. “Ela conseguiu tirar o tubo de alimentação do estômago e já consegue comer por meios próprios”, afirmou o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, ANTÔNIO MARTTOS JÚNIOR, ao SPORTV. Segundo ele, a atleta venceu a primeira etapa de recuperação, ao conseguir respirar sozinha, o que aconteceu ontem. Nesse dia, LAIS se alimentou já fora da UTI.

Após fraturar gravemente a perna esquerda, há quase dois meses, na revanche contra o americano CHRIS WEIDMAN pelo cinturão dos médios do UFC, ANDERSON SILVA se recupera com rapidez e já deixou as muletas de canto. O brasileiro postou um vídeo em seu INSTAGRAM, hoje, demonstrando sua evolução. Ele aparece andando sozinho, sem a ajuda de equipamentos. ANDERSON foi vitorioso em dez defesas do cinturão – recorde do UFC – até perder para WEIDMAN, em 6 de julho de 2013. Ele acredita que poderá voltar a lutar ainda este ano.

A atleta DIENIFER D´AVILA LORETO, de apenas 15 anos, integrante da seleção brasileira de base da canoagem, morreu hoje no centro de treinamento da Academia Brasileira de Canoagem quando treinava na Represa de GUARAPIRANGA, em SÃO PAULO. De acordo com um canoísta que preferiu não se identificar, DIENIFER não sabia nadar muito bem, estava sem colete salva-vidas e desacompanhada de um técnico. As buscas do Corpo de Bombeiros começaram às 9:58 horas e terminaram às 17:24 horas, quando o corpo dela foi encontrado.

Último mensaleiro solto, o delator do maior esquema de corrupção do governo do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ROBERTO JEFFERSON, também vai parar atrás das grades. No início da noite o presidente do STF, JOAQUIM BARBOSA, determinou a prisão imediata do ex-presidente do PTB que revelou a mesada paga pelo governo petista a parlamentares da Câmara dos Deputados.

A história de amor de um casal norte-americano durou 60 anos. Durante as seis décadas, ED HALE, de 83 anos, e FLOREEN HALE, de 82 anos, foram inseparáveis. Até no momento da morte, os dois estavam de mãos dadas. O casal se conheceu em uma festa, quando ele tinha 21 e ela 20 anos. Naquele dia, ED prometeu nunca se separar de sua amada. Apesar de jovem, FLOREEN era viúva havia seis meses – o primeiro marido tinha falecido em um acidente de carro. ED cumpriu fielmente sua promessa até o final de janeiro deste ano, quando teve um problema grave na perna e precisou ser internado em um hospital de NOVA YORK. Quase ao mesmo tempo, FLOREEN também passou mal, com problemas no coração, e foi levada para outro centro médico. A filha não contou ao pai sobre a internação da mãe.
Talvez intuindo que FLOREEN não estava bem, ED pediu para ver a mulher. Nesse momento descobriu que ela estava doente. “Ele disse: Preciso ver sua mãe. Estou morrendo, eu preciso vê-la”,  contou RENEE HIRSH, filha do casal. ED foi transferido para o hospital onde FLOREEN estava. Os dois ficaram internados em camas lado a lado. Ao se reencontrar, de mãos dadas, o casal trocou juras de amor. A mulher morreu logo em seguida. Passaram-se 36 horas e ED também partiu. Os dois foram enterrados juntos no dia 13 de fevereiro.

A oposição ucraniana aceitou hoje assinar um acordo com o presidente do país, VIKTOR IANUKOVITCH, para pôr fim à crise, anunciou um dos seus principais dirigentes, OLEG TIAGNIBOK. O presidente, depois de negociar com dirigentes da UNIÃO EUROPÉIA, anunciou hoje ter feito várias concessões à oposição, incluindo a antecipação das eleições presidenciais, a formação do governo de coligação e a reforma constitucional. Cerca de cem pessoas morreram no país durante confronto entre manifestantes e policiais, segundo a oposição.       

2 015    :   -    SÁBADO
DIÁRIO OFICIAL deste sábado publica:
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 851992-7 Vagner Bernardo Maria - C Mil - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0554/15 - Pr. 5.638.399/15).
VAGNER BERNARDO MARIA nasceu em 6 de outubro de 1965. Entrou para a PMESP no dia 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (15 de agosto de 1988) e 1º TENENTE (24 de maio de 1990).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 830587-A Italo Cauzzo - DP- São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0550/15 - Pr. 5.588.324/15).
ITALO CAUZZO nasceu no dia 8 de outubro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. Tenho apenas as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1986) e 1º TENENTE (24 de maio de 1989)
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 830524-2 Edmilson Miranda - 47º BPM/M - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0549/15 - Pr. 5.594.384/15). Nos termos do artigo 17, inciso I, do D
EDMILSON MIRANDA nasceu no dia 7 de outubro de 1965. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1988) e 1º TENENTE (24 de maio de 1990).
Problemas de visão atrapalham muito meus trabalhos na biblioteca. Durante horas fico com as vistas embaralhadas e não permitem usar o computador. Ainda comentamos muito o fato de LUCINDA mandar seu sobrinho ALEXANDRE cortar os fios da NET, pensando que fossem da antiga SKY. Isso nos deixou sem contatos telefônicos e internet durante dois dias. Chega a ser cômico se não fosse trágico.
Recebo um telefonema do ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES. Comentamos muita coisa que devem ser feitas em benefício do futuro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC neste 2015.

21/02/2015 07h57 - Atualizado em 21/02/2015 12h03
Horário de verão acaba à meia-noite; relógio deve ser atrasado em 1 hora
Medida vale para moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Adiamento da data chegou a ser cogitado para economizar energia.
Do G1, em Brasília
O horário de verão terminará na virada deste sábado (21) para domingo. Diante da crise hídrica, o governo chegou a cogitar o adiamento da data, para economizar energia e água, mas resolveu manter a previsão inicial.
Com isso, moradores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul deverão atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado.
O governo ainda não concluiu o balanço do quanto foi economizado nesta edição do horário de verão. Na última, foram poupados  R$ 405 milhões no consumo de energia.
O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.
Consequentemente, segundo o governo, há aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade operacional para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço.
Nesta edição, o horário de verão teve 126 dias – cinco a mais do que a média dos últimos 15 ano e uma semana a mais do que no último ano.
A prorrogação ocorreu para evitar que o fim da medida acontecesse no carnaval.

 A médica urologista Myriam Priscilla Rezende de Castro, 34, condenada a seis anos de prisão no regime semiaberto por ter mandado cortar o pênis do ex-noivo, é considerada foragida pela Suapi-MG (Subsecretaria de Administração Prisional do Estado de Minas Gerais).
Segundo o órgão, a detenta está foragida do complexo penitenciário Estevão Pinto, em Belo Horizonte. Ela tinha autorização judicial para trabalho externo e não retornou à unidade prisional, após o expediente de trabalho, no dia 28 de janeiro deste ano.
Conforme nota, a Suapi informou ter lançado a fuga dela no Infopen (Sistema de Informações Penitenciárias).
"Com o alerta, ela pode ser presa a qualquer momento pelas polícias", trouxe o informe. A médica cumpria pena no Complexo Estevão Pinto desde abril de 2014.
O advogado Giovanni Toledo, defensor da médica, classificou a emissão da nota da Suapi de "irresponsável".
"A Suapi soltou essa nota de maneira totalmente equivocada e irresponsável. A Miryam estava com direito ao trabalho, saiu de manhã, no dia 28, e passou mal. Ela está grávida de gêmeos, uma gravidez de alto risco", afirmou o defensor.
Ainda segundo ele, no dia 28, à tarde, ele disse ter ido comunicar a internação da cliente ao juiz do caso.
"No dia 29, o juiz deu um despacho no qual ele manda oficiar a penitenciária sobre a internação dela e retirar a nota de fuga. Aí, vem a secretaria e solta uma nota irresponsável dessa forma", declarou.
Ainda conforme Toledo, a médica está com pressão alta, anemia grave e dilatação precoce do útero.
Relembre o caso
O crime  contra o ex-noivo ocorreu em Juiz de Fora (278 km de Belo Horizonte), em 2002. A médica foi condenada em abril de 2009, mas não foi presa imediatamente em razão dos diversos recursos impetrados pelos seus advogados.
Ela só veio a ser presa em abril do ano passado, em Pirassununga (211 km de São Paulo), após expedição de mandado da prisão pela Justiça.
De acordo com o processo, à época do rompimento do casamento, a médica teria se revoltado contra o homem e passado a ameaçá-lo. Ele teve sua casa e um automóvel incendiados.
Em seguida, ainda de acordo com o processo, Myriam, com a ajuda do pai, teria contratado dois homens para mutilar o ex-noivo.
Por causa de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) durante o julgamento, o pai cumpre pena em regime domiciliar.
Segundo o Ministério Público, no dia do crime, a vítima foi dominada por dois homens dentro do apartamento onde morava. Conforme a denúncia, os autores da agressão se passaram por técnicos de uma empresa de telefonia. O irmão da vítima também foi agredido.
O MP disse que os dois foram dominados, amarrados e ainda teriam sido obrigados a cheirar éter. Parte do pênis da vítima foi cortada e levada como prova da execução do serviço. Um dos executores está preso.
"Os executores usaram uma faca para cortar o pênis do rapaz e fizeram questão de dizer que estavam agindo a mando da ex-noiva e do pai dela na ocasião", informou a Polícia Civil de Minas Gerais à época da prisão da médica. A vítima sobreviveu e vive anonimamente. 

Um incêndio atingiu um prédio residencial na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, na madrugada deste sábado (21). Onze pessoas ficaram feridas.
O Corpo de Bombeiros enviou 23 viaturas ao local e, por volta das 3h20, o fogo foi controlado. Por terem inalado fumaça, três pessoas foram encaminhadas ao Hospital das Clínicas, na zona oeste; três para Santa Casa, na região central; e cinco foram medicadas no local por uma Unidade de Suporte Avançado (USA), dos bombeiros e, em seguida, liberadas.
A Rua Teodoro Sampaio foi interditada durante a madrugada. Às 7h16, a via foi totalmente liberada, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As causas do incêndio serão investigadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

"Ele disse que ouvia vozes". Com essa frase o delegado OMAR GUERKE, do 91º DP (CEAGESP), definiu o estado emocional do motorista de ônibus JOSÉ SILVA BORBA, de 53 anos, enquanto matava a facadas a mulher, SILVANA BORBA, de 50 anos, e o filho GUSTAVO, de 13 anos. A barbárie ocorreu nesta manhã dentro do apartamento da família, na Rua TUPI, em SANTA CECÍLIA, centro de SAO PAULO.
JOSÉ ainda tentou matar o sobrinho, MATHEUS BORBA, de 13 anos, que dormia na casa do primo. No entanto, GUSTAVO teria segurado os braços do pai. Foi quando MATHEUS, mesmo ferido de leve na barriga, conseguiu fugir do apartamento, carregando a tia, já muito ferida no abdômen, até a zeladoria do prédio.
SILVANA foi levada pela PM até a SANTA CASA, mas morreu logo após dar entrada. MATHEUS ainda voltou para buscar GUSTAVO, porém, encontrou a porta do imóvel trancada. A essa altura, JOSÉ já havia matado o filho com facadas nas costas, que perfuraram o pulmão.
Motorista de ônibus há dez anos e funcionário da VIAÇÃO SANTA BRÍGIDA, JOSÉ só se entregou após policiais militares invadirem o apartamento, no 6º andar do edifício.
"Aparentemente, o assassino não estava drogado. Mas foi feito exame de sangue para saber se ele consumiu algum tipo de substância alucinógena. Ele é diabético e tomava insulina. Talvez possa ter havido uma mistura do medicamento com alguma outra droga psicoativa", afirmou o delegado.
De acordo com a Polícia Civil, JOSÉ disse que há três anos um dos seus filhos morreu de câncer. Hoje, o motorista afirmou ter tido um sonho, no qual teria sido orientado por espíritos a matar toda a família para ressuscitar o filho que morreu devido ao tumor.   
Segundo policiais, JOSÉ não aparentava arrependimento pelos assassinatos. Um terceiro filho do motorista estava no litoral, onde recebeu a notícia.
Hoje à tarde, GUERKE ouviu o síndico e o zelador do prédio onde a família morava, além de alguns parentes. Segundo o delegado, há relatos de brigas entre o casal. "Mas nada que indicasse um final trágico como esse", afirmou.

A mistura entre álcool e direção fez mais uma vítima fatal. A menina TÁBATA TADEU DOS SANTOS, de 11 anos, morreu atropelada por um caminhão-guincho ontem à noite enquanto corria atrás do gato que havia saído do quintal de sua casa, na VILA BRASILÂNDIA, zona norte.
A mãe da garota, CLÉIA FERREIRA, de 63 anos, testemunhou o atropelamento e chegou a alertar o caminhoneiro ANTÔNIO JOSÉ PAULINO DA SILVA, de 49 anos, sobre a presença de sua filha. TÁBATA foi prensada pela carroceria contra um carro que estava estacionado na rua, caiu e foi atropelada pelo caminhão.
Imagens de câmeras de segurança mostram a mãe da criança correndo atrás do caminhão. O motorista fugiu sem prestar socorro. Vizinhos seguiram o caminhão, que foi fechado por um carro no cruzamento das avenidas INAJAR DE SOUZA e DEPUTADO CANTÍDIO SAMPAIO, a dois quilômetros do local do atropelamento. Populares ameaçaram linchar o caminhoneiro que foi salvo e preso pela PM. Na delegacia, ele admitiu o uso de bebida alcoólica.

O espanhol DAVID FERRER é um dos finalistas do ABERTO DO RIO, torneio de tênis disputado na capital carioca. Hoje, ele superou o austríaco ANDREAS HAIDER-MAURER por 2 a 0. MAURER eliminara o brasileiro FEIJÃO, na sexta-feira. Na decisão, FERRER enfrentará o vencedor do duelo entre o espanhol RAFAEL NADAL e o italiano FÁBIO FOGNINI, pela outra semifinal.  

Um incêndio atingiu o arranha-céu The Marina Torch, em Dubai, nos Emirados Árabes, na madrugada deste sábado (horário local), deixando 7 feridos por inalação de fumaça.
O prédio é um dos conjuntos residenciais mais altos do mundo, chegando a 336 metros, e tem 79 andares. Cerca de 2.000 pessoas moram na torre.
A polícia de Dubai assegurou que "não se suspeita que o incêndio tenha sido provocado".
Segundo informações a página de internet The Gulf Business, o fogo foi controlado por volta das 4h30 local (22h30 no horário de Brasília) e pouco depois o cordão de isolamento foi retirado para que moradores dos andares inferiores pudessem ter acesso aos apartamentos e retirarem pertences pessoais.
A principal suspeita é que o fogo tenha iniciado entre os andares 51 e 57, e com os detritos e o vento, se espalhou, atingindo até o 79º e último andar do prédio.
Em entrevista à ABC News, Kathryn Dickie, que mora no 13º andar do prédio, afirmou que seguranças da torre desceram de apartamento a apartamento quando o alarme de incêndio soou. "Eles estavam frenéticos", disse.
Ela disse que os moradores acreditam que o fogo começou no 51º andar e correu para o apartamento de uma amiga, próximo ao prédio, onde viu a ação dos bombeiros. "É possível ver as chamas sendo apagadas pelas mangueiras de incêndio", revelou Dickie. Segundo ela, cerca de dez caminhões de bombeiros chegaram para atuar no combate ao fogo.
Testemunhas viram ainda um grande destroço cair na piscina do prédio vizinho, o Princess Tower, maior arranha-céu residencial do mundo. Os bombeiros controlaram o incidente sem dificuldades.
Outra testemunha, Leah Polonenko, que mora em um prédio à frente da torre, disse à CNN que percebeu o incêndio logo no início. "Começou como um incêndio pequeno, em um apartamento no 51º andar, e depois os detritos começaram a voar, em chamas, por todos os lados, com o vento. E alguns andares abaixo começaram a pegar fogo também." (Com agências internacionais).

Benghazi, Líbia, 21 Fev 2015 (AFP) - Pelo menos 44 pessoas morreram, e 37 ficaram feridas na sexta-feira, em um triplo atentado na cidade líbia de Al Qoba, 30 km de Derna (leste), reduto de jihadistas - de acordo com o último balanço divulgado neste sábado pelo Ministério da Saúde.
O Ministério líbio da Saúde explicou que "quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e faleceram neste sábado, elevando o balanço para 44 mortos e 37 feridos". Ainda segundo a nota divulgada, sete pessoas estão desaparecidas.
A facção líbia do grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado realizado, segundo ela, por dois suicidas. Em um breve comunicado, o grupo anunciou "ter vingado o sangue dos muçulmanos em Derna", reduto de islamitas radicais que foi alvo esta semana de ataques aéreos egípcios.
O boletim anterior dava conta de 40 mortos e 41 feridos nos três atentados simultâneos contra uma delegacia local, um posto de gasolina e a casa do presidente do Parlamento líbio, Aguila Salah Issa.
A cidade de Al Qoba é controlada pelas forças leais ao general Khalifa Haftar e ao Parlamento reconhecido pela comunidade internacional.
Vários socorristas indicaram que a maioria das vítimas estava no posto de gasolina, onde dezenas de veículos faziam fila devido à falta de combustível na cidade. Eles acrescentaram que o presidente do Parlamento, com sede em Tobruk, mais a leste, não estava em casa no momento do ataque.
A Líbia está mergulhada no caos desde a queda, em 2011, de Muammar Kadhafi, enquanto as novas autoridades líbias não conseguem controlar as dezenas de milícias formadas por antigos rebeldes. Esses grupos impõem sua lei diante de um Exército e de uma Polícia debilitados.
Esses novos ataques em território líbio dão testemunho do avanço dos jihadistas no país, no momento em que a comunidade internacional analisa meios de ajudar as forças locais.
Aproveitando-se do caos, o EI encontrou na Líbia terreno fértil para suas ações. Em algumas semanas, lançou uma série de ataques e abusos, incluindo a decapitação de 21 cristãos e um atentado contra um hotel na capital.
A execução dos cristãos coptas levou o Egito a realizar ataques aéreos contra posições dos extremistas. Essa ação foi coordenada com as forças do general Khalifa Haftar.
Em seu comunicado, o EI afirma ter visado nesta sexta-feira a uma "célula operacional" do general Haftar, cujas forças controlam Al Qoba, e que lançou em maio de 2014 uma ofensiva contra os "grupos terroristas" no leste do país.
Desde então, suas forças travam uma verdadeira guerra contra os grupos islamitas e jihadistas na região e disputam o poder com o governo paralelo formado pela milícia "Fajr Libya", que tomou o controle de Trípoli no último verão.
Desde a queda, em outubro de 2011, do regime de Kadhafi, após oito meses de revolta popular, os atentados se multiplicaram na Líbia, mas quase nunca eram reivindicados. Esses ataques visavam particularmente a instalações militares, ou policiais, mas raramente a população civil, como aconteceu em Al Qoba.

O Ministério das Relações Exteriores da INDONÉSIA chamou o embaixador do BRASIL em JACARTA, PAULO SOARES, para uma conversa formal e entrega em mãos da nota oficial em protesto. Ontem, a presidente DILMA ROUSSEFF se negou a receber as credenciais do novo embaixador indonésio TOTO RYANTO. Ele foi chamado de volta ao seu país.
A atitude da presidente DILMA foi uma forma de retaliação à recusa do presidente da INDONÉSIA, JOKO WIDODO, em aceitar o pedido de clemência ao brasileiro MARCO ARCHER.
Ontem, o governo brasileiro formalizou o pedido para que o outro brasileiro condenado à morte, RODRIGO GULARTE, seja transferido para um hospital psiquiátrico. Hoje, no entanto, o promotor ratificou a execução de GULARTE. Em sua página oficial, o Ministério das Relações Exteriores da INDONÉSIA publicou nota, criticando durante a postura brasileira.
"O Ministério das Relações Exteriores da INDONÉSIA lamenta profundamente a ação do governo brasileiro de abruptamente adiar a apresentação das credenciais do embaixador da INDONÉSIA designado para o BRASIL, depois de ele ser formalmente convidado a apresentar suas credenciais em cerimônia, em 20 de fevereiro. A maneira como o Ministério das Relações Exteriores do BRASIL informou o adiamento, quando o embaixador designado já estava no palácio, é inaceitável para a INDONÉSIA."



2 016      :      -     DOMINGO
Os problemas da LUCINDA persistem. Ela se queixa dos problemas da audição e se desespera. Isso é algo muito ruim. Todos nós ficamos desorientados. Queremos resolver isso, mas não há como. Várias pessoas entram em contato conosco para saber como vai o estado de saúde da LUCINDA.

Cinco pessoas da mesma família morreram no fim da manhã deste domingo (21) após uma árvore cair sobre o carro em que elas estavam na vicinal 44 em Rorainópolis, no Sul de Roraima.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Rorainópolis, o acidente ocorreu por volta das 11h30 (13h30 de Brasília), quando a família trafegava pela vicinal.
Árvore sobre carro (Foto: Arquivo pessoal)Bombeiro disse que árvore maior pode ter 'puxado'
outra que caiu sobre o carro (Foto: Arquivo pessoal)
As vítimas foram identificadas como o pastor Roberval Mesquita, a esposa Katia Mesquita, a filha deles Kethellen Mesquita, um menino de seis anos e um bebê de colo, que eram filhos dela.
O condutor do veículo Calebe Moreira foi o único sobrevivente, mas não há informações sobre o estado de saúde dele. Ele seria esposo de Kethellen.
"Quando o Resgate chegou ao local do acidente, a mais ou menos 50 km da sede do município, o condutor já havia deixado o veículo. Acreditamos que ele tenha sido socorrido por alguém que passava pela vicinal", relatou um bombeiro.
Segundo o bombeiro, a árvore pode ter caído sobre o carro porque estava 'enfraquecida' devido às queimadas que ocorreram recentemente na região.
"Além disso, pelas imagens do acidente, a árvore que caiu sobre o carro foi 'puxada' por outra maior que tombou na frente do veículo", afirmou.
Ao chegarem ao local do acidente, os bombeiros retiraram os corpos de dentro do carro e os levaram ao necrotério do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto.
Posteriormente, os corpos devem ser transportados ao Instituto Médico Legal (IML), em Boa Vista, onde passarão por exames.


A diretora-geral da OMS, MARGARET CHAN, visita o BRASIL nesta semana para acompanhar a epidemia do vírus ZIKA no país. A previsão é que ela desembarque na terça-feira, dia 23, em BRASÍLIA.
Da capital, MARGARET CHAN deve ir a RECIFE, já que o Estado de PERNAMBUCO registra o maior número de casos de microcefalia possivelmente associados à infecção pelo ZIKA (182 casos da má-formação confirmados e 1.203 em investigação).
De acordo com o Ministério da Saúde, a visita da diretora-geral da OMS ocorre a convite do governo brasileiro. A agenda oficial de MARGARET CHAN no BRASIL deve ser divulgada amanhã.
No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo ZIKA em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de má-formação congênita e síndromes neurológicas.
O Ministério da Saúde investiga pelo menos 3.935 casos suspeitos de microcefalia possivelmente associada ao vírus. Até 13 de fevereiro, 508 foram confirmados e  837 descartados de um total de 5.280 notificações.
Deste quinta-feira, dia 18, a notificação de casos suspeitos de infecção pelo ZIKA é obrigatória no BRASIL. A portaria, publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, prevê que as suspeitas sejam comunicadas semanalmente às autoridades.

Em meio à crise do SÃO PAULO, todo mundo esperava que LUGANO assumisse a bronca como síndico da equipe em sua reestreia pelo TRICOLOR. Porém, na vitória por 1 a 0 sobre o RIO CLARO, hoje, no PACAEMBU, foi RODRIGO CAIO, chamado durante a semana de "jogador de condomínio" pelo assessor da presidência RODRIGO GASPAR, quem deu conta do recado.
O CORINTHIANS não conquistou a vitória, mas o empate por 2 a 2 contra a FERROVIÁRIA, hoje, em ARARAQUARA, foi suficiente para o clube do PARQUE SÃO JORGE estabelecer seu melhor início de temporada nos últimos 69 anos: cinco vitórias e um empate, em seis jogos.
O ITUANO perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Grupo B do PAULISTA. Fora de casa, o time não resistiu ao BOTAFOGO e perdeu (4 a 2). Com a derrota, o ITUANO se mantém com cinco pontos, na terceira colocação - atrás de PALMEIRAS e SÃO BERNARDO, ambos com seis pontos.
O NOVORIZONTINO, que enfrenta o SÃO PAULO na próxima rodada, passou a somar quatro pontos após o empate por 1 a 1 com o OESTE.

O grupo extremista do Estado Islâmico reivindicou neste domingo (21) o duplo atentado suicida perto de um santuário no sul de Damasco, na Síria, que fez pelo menos 62 mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A organização tinha adiantado que houve quatro explosões na zona de Sayida Zeinab, de maioria xiita, na periferia sul de Damasco.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos tinha dado conta de pelo menos 31 mortes, mas admitiu que o número podia aumentar, tendo em conta a gravidade dos feridos.
Ainda segundo a fonte, duas das explosões foram provocadas por terroristas suicidas, sendo outras duas tiveram origem num carro-bomba ou noutro artefato.
A TV estatal da Síria, por seu lado, noticiou que "os ataques aconteceram quando os alunos estavam a sair da escola", acrescentando que "vários foram mortos".

HILLARY CLINTON venceu as eleições dos democratas no NEVADA, derrotando BERNIE SANDERS por 52% a 48%, na terceira etapa das primárias para a CASA BRANCA. "A todos os que participaram: esta vitória é de vocês. Obrigado", escreveu a ex-secretária de Estado numa rede social. Entre os republicanos, após quarto lugar na CAROLINA DO SUL, JEB BUSH, irmão de GEORGE W. BUSH, desistiu de concorrer.

O PAPA FRANCISCO pediu, hoje, que não seja executada nenhuma pena de morte durante a celebração do JUBILEU EXTRAORDINÁRIO, que ocorre até 20 de novembro, e pediu à comunidade internacional o fim definitivo dessa prática.
"Faço um apelo à consciência dos governantes para que consigam um acordo internacional para abolir a pena de morte. E proponho aos católicos que cumpram um gesto de valentia: que nenhum condenado seja executado durante o ANO SANTO DA MISERICÓRDIA", disse o pontífice, no VATICANO. Diante de milhares de fiéis que se juntaram na PRAÇA DE SÃO PEDRO para a habitual oração dominical do ANGELUS, FRANCISCO disse que "também os criminosos gozam do direito inviolável à vida". Em seu discurso da janela do Palácio Apostólico do VATICANO, o papa lembrou ainda que o "JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA é uma ocasião propícia para promover no mundo formas mais maduras de respeito pela vida e pela dignidade das pessoas".
Para FRANCISCO, cresce no mundo contemporâneo um sentimento "contra a pena de morte, inclusivamente como instrumento de legítima defesa social". Segundo ele, "as sociedades modernas têm a possibilidade de castigar eficazmente o criminoso sem o privar da oportunidade de redimir-se". "O problema deve abordar-se pela lógica de uma justiça penal que está cada vez mais em linha com a dignidade do homem. O mandamento "não matarás" tem um valor absoluto e diz respeito tanto aos inocentes como aos culpados", disse.
O PAPA FRANCISCO concluiu o seu discurso com uma mensagem dirigida a "todos os cristãos e a todos os homens de boa vontade", a quem pediu que trabalhem "não só pela abolição da pena de morte, mas também para melhorar as condições das prisões, em respeito pela dignidade das pessoas privadas de liberdade".


Nenhum comentário: