sábado, 2 de abril de 2016

30 DE MARÇO DE 2016 - QUARTA-FEIRA


DIA      T R I N T A      DE      M  A  R  Ç  O      DE      2 016      –       TERÇA-FEIRA.
79 anos, três meses e 3 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 265º DO ANO 66º - MÊS 9º
57 anos e 298 dias na PMESP
57 anos e 49 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 556 dias – 493 780 horas.
52 anos e 206 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 19 dias da Promoção ao Posto de Coronel - 336 meses e 19 dias.
10 303 DIAS – 24 ANOS E 107 DIAS NA RESERVA.
4 anos e 267 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 852-260 524                          10 303-247 248                                 10 568-252 780.
DIA DE SÃO JOÃO CLÍMACO. Era da PALESTINA. Viveu algum tempo num mosteiro situado no MONTE SINAI, do qual se tornou abade quando tinha 75 anos. Sua fama de santo chegou ao PAPA SÃO GREGÓRIO MAGNO. Depois, retirou-se para a solidão, morando em um monte, onde ficou por 40 anos.
DIA DE SÃO ZÓZIMO. Nasceu na SICÍLIA. Aos sete anos, foi encarregado da guarda do túmulo de SANTA LÚCIA, no mosteiro dedicado à santa, em SIRACUSA. Tornou-se abade e, em 647, foi sagrado bispo de SIRACUSA. Por 13 anos ficou à frente de seu povo. Morreu em 662. É invocado contra a peste.

O SER HUMANO PRECISA DE IDEAIS, METAS E OBJETIVOS DE LONGO PRAZO. EXISTE MOTIVAÇÃO E NENHUM OBSTÁCULO É MAIOR DO QUE A VONTADE DE VENCER. A VIDA SEMPRE PRECISA SER PLANEJADA. VIVER POR VIVER LEVA A NADA.

202 a. GRÃ-BRETANHA e seus aliados que lutaram contra o exército francês de NAPOLEÃO BONAPARTE entram em PARIS, simbolizando o fim do domínio francês no Continente Europeu, em 30 de março de 1814.
186 a. nasce DOMINGOS ANTÔNIO RAIOL, BARÃO DE GUAJARÁ, em VIGIA (PA) no dia 30 de março de 1830. Faleceu no RIO DE JANEIRO, em 27 de outubro de 1912. Advogado, escritor, historiador e jornalista. Formado em Direito pela Faculdade de OLINDA (PE) na turma de 1854. Advogado no RIO DE JANEIRO, Promotor Público em BELÉM (PA). Fiscal da Tesouraria da Fazenda, em 1858. Deputado provincial no PARÁ, em várias legislaturas. Deputado Geral pelo Estado do PARÁ (1864/66). Presidente da Província de ALAGOAS, em 1882. Presidente da Província do CEARÁ, em 1882. Presidente da Província de SÃO PAULO (1883/84). Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Autor de diversos livros sobre a História do BRASIL e do PARÁ. Foi agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de BARÃO DE GUAJARÁ.
174 a. primeira cirurgia usando anestesia é realizada pelo doutor CRAWFORD LONG, na GEORGIA, ESTADOS UNIDOS, no dia 30 de março de 1842.
160 a. assinado o Tratado de PARIS, encerrando a Guerra da CRIMÉIA e garantindo a integridade da TURQUIA OTOMANA, em 30 de março de 1856.
149 a. Secretário de Estado norte-americano, WILLIAM H. SEWARD, assina um tratado com a RÚSSIA, comprando o ALASKA para os ESTADOS UNIDOS por 7 milhões de dólares em 30 de março de 1867. Na época, ele foi ridicularizado pela aquisição: anos depois, foi descoberto ouro e petróleo neste novo estado norte-americano, nas décadas de 1880 e 1890. A transação faz aumentar o território dos EUA em 20%. Trecho do Tratado entre russos e americanos: “Sua Majestade, o Imperador de toda a RÚSSIA, concorda em ceder aos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (...) todo o território e o domínio possuído por sua majestade desse continente da AMÉRICA e ilhas adjacentes.”
146 a. ratificada a Emenda de número quinze na Constituição norte-americana, que dá o direito ao voto para homens negros no país, em 30 de março de 1870.
119 a. O GENERAL ARGOLLO, ministro da Guerra, acompanhado do GENERAL COSTALLAT, ajudante-general do Exército ouviu em 30 de março de 1897 no quartel um jagunço há pouco chegado do sertão da BAHIA, desejando assentar praça em qualquer dos corpos do Exército que vá em expedição contra CANUDOS.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 30 de março de 1898: avisa-nos o senhor superintendente da SÃO PAULO RAILWAY que devido a uma tromba d´água caída ontem na serra estragou-se uma parte do aterro próximo da máquina do segundo ponto. Resultou disto uma interrupção para os expressos das 6:50 de SANTOS e 7:20 desta capital, os quais sofreram baldeação.
Somos informados de que o senhor RUY BARBOSA não foi ouvido sobre novo pedido de hábeas-corpus para os desterrados políticos, tendo mesmo declarado a pessoas de sua intimidade que julga cumprida a tarefa que lhe impusera a sua consciência.
De bordo do cruzador ANDRADA foram transferidos para a fortaleza de VILLEGAIGNON os presos políticos doutor SANT´ANNA NERY e CAPITÃO JOSÉ MARANHÃO.
Pessoa que nos merece toda a confiança veio dizer-nos que estão sendo cercados e alinhados terrenos municipais no alto da MOÓCA. Em alguns deles, já estão até iniciada diversas construções. Quem é o usurpador?
RIO – A revolução em CUBA diminui, parecendo que os chefes aceitam um armistício.
O GENERAL BLANCO Y ARENAS pediu ao governo espanhol um reforço de mais 15 mil homens.    
114 a. nasce CLÓVIS VINCENT em 30 de março de 1902. Falece em 16 de novembro de 1990. Grande amigo de meus pais é uma das figuras marcantes de minha infância. Muitas vezes o CLÓVIS visitava meus familiares em POÁ, principalmente nos anos 1950 a 1960.
111 a. dos estudos das bases propostas pelo JAPÃO para a realização da paz, por parte do ministro das Relações Exteriores da FRANÇA, DELCASSÉ, e NELIDOFF, embaixador da RÚSSIA, em 30 de março de 1905. Ficou difícil a entrega do porto de VLADIVOSTOCK e a indenização de guerra. A RÚSSIA abandonaria a MANDCHURIA e as estradas de ferro. A RÚSSIA fez indiretamente conhecer ao JAPÃO as condições para a paz, não comportando nenhuma cessão de território, tampouco indenização de guerra. O MIKADO ainda não havia respondido.   
109 a. nasce ERLINDO SALZANO em Porto Ferreira (SP) em 30 de março de 1907. primogênito dos 6 filhos de PASCHOAL SALZANO e D. MARIA LIBERTUCCI SALZANO. PASCHOAL deixou a ITÁLIA e imigrou para o BRASIL no final do século XIX para ser músico, com o que sua família não concordava. Chegando ao BRASIL, dirigiu-se à cidade de CAMPINAS, indo morar com duas irmãs, que já haviam imigrado. Após, estabeleceu-se em PORTO FERREIRA, onde construiu sua vida. ERLINDO mudou-se para CAMPINAS onde morou com as tias, a fim de freqüentar o Ginásio “CULTO À CIÊNCIA”. Concluída sua formação básica e média, ingressou na Faculdade de Medicina (atual FMUSP), graduando-se em 1931, na primeira turma formada nas atuais instalações, na Avenida Doutor Arnaldo.
Quando da eclosão do Movimento Constitucionalista de 1932, lutou como voluntário, incorporado às forças constitucionalistas, no VALE DO PARAÍBA. Alistou-se como voluntário em 4 de março de 1933, nas fileiras da então Força Pública, como 2º Tenente Médico. Nesse mesmo ano, contraiu matrimônio com a Senhora EUCHIARIS FORTES SALZANO, de cujo consórcio o casal teve quatro filhos: EVÉLCOR (advogado e empresário), ELCIE (professora universitária), EVANI (professora de francês e advogada) e ERLINDO JUSTINO (Promotor de Justiça).
Já oficial médico, transferiu-se em 6 de março de 1933 para o RIO, a fim de realizar o Curso de Medicina Especializada, no Centro Médico da Escola de Educação Física do Exército, na PRAIA VERMELHA. Graduou-se com primeiro colocado da primeira turma de médicos especializados em medicina esportiva formada por aquela Escola, o que lhe valeu elogio em seus assentamentos. A 18 de abril de 1934 foi nomeado 1º Tenente Médico, sendo classificado na Escola de Educação Física da Força Pública. Em 1935, realizou novo estágio na EEF do Exército. Em 1º de abril de 1938, foi transferido para o CIM (atual APMBB), sem prejuízo de suas tarefas como instrutor da EEF, cooperando também na redação das Instruções para Recrutamento e Inspeção na Força. Foi transferido para a EEF em 9 de janeiro de 1939. Em 25 de março de 1940 foi promovido a CAPITÃO, sendo classificado no CIM. Em 11 de outubro de 1940 passou à disposição da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, onde permaneceu até 17 de junho de 1941. Em julho de 1943, SALZANO compôs a delegação que representou a Corporação no I Congresso Panamericano de Educação Física no RIO. Em 30 de novembro de 1946 foi transferido para o Hospital Militar.
Em 1947, com a vitória de ADHEMAR ao governo de São Paulo, ERLINDO é por ele convidado a assumir o cargo de Diretor da Superintendência das Estâncias Hidrominerais do Estado a contar de 12 de julho. Agregado à Força a contar de 6 de julho de 1947, assume esse encargo. A 28 de maio de 1948 foi promovido por antiguidade a MAJOR MÉDICO. A 23 de março de 1949 foi exonerado das funções anteriores, junto às Estâncias Hidrominerais e nomeado Diretor do IPESP, permanecendo agregado ao Quadro da Força Pública. NOVELLI JÚNIOR, genro do Presidente DUTRA, fora apoiado por ADHEMAR às eleições de Vice-Governador, realizadas complementar e posteriormente àquelas destinadas a eleger o Chefe do Executivo, e que ADHEMAR vencera. Entretanto, ADHEMAR e NOVELLI JÚNIOR romperam. ADHEMAR ambicionava candidatar-se à Presidência da República, mas para tanto precisaria renunciar ao Governo de São Paulo, com o que assumiria seu desafeto, abrindo caminho, segundo ADHEMAR para a Intervenção Federal em SÃO PAULO. ADHEMAR confiou a ERLINDO SALZANO a difícil tarefa de construir um acordo político com GETÚLIO VARGAS, no que seu emissário foi bem sucedido.
A estratégia de ADHEMAR foi, então, apoiar a eleição de VARGAS à Presidência, formando-se a coligação PSP (de ADHEMAR) com o PTB (de VARGAS). Em contrapartida, o PTB comprometeu-se a apoiar o candidato do PSP ao governo paulista.
ADHEMAR quer que SALZANO seja seu candidato à sucessão do Governo de São Paulo, mas este declina em favor do Secretário de Viação e Obras Públicas, o engenheiro LUCAS NOGUEIRA GARCEZ. Compõe-se então a chapa às eleições estaduais: GARCEZ para governador e ERLINDO SALZANO para Vice. No dia 18 de agosto de 1950, SALZANO passou à disposição do gabinete do Secretário da Segurança Pública, em caráter interino, sendo promovido a TENENTE-CORONEL MÉDICO em 14 de dezembro de 1950. Vitorioso nas eleições, SALZANO assume o cargo de Vice-Governador do Estado para o mandato 1951-1955, afastando-se de suas funções na FORÇA, a cujo quadro permaneceu agregado.
Em 1952, quando do acidente com o avião “PRESIDENT”, da PAN AMERICAN, SALZANO é o elo entre o Governo de São Paulo e a Força Pública para que se viabilizasse o envio dos pára-quedistas ao PARÁ, aonde vieram a saltar na selva amazônica, na primeira operação de resgate do gênero em todo o mundo. Com o passar do tempo, porém, fica evidente o progressivo distanciamento entre GARCEZ e ADHEMAR. SALZANO tenta evitar o rompimento, o que não consegue. Leal a ADHEMAR e criticando a atitude de GARCEZ, SALZANO tem seu espaço no Governo paulista limitado pelo Governador.
Ao final do mandato concorre novamente a Vice-Governador na chapa encabeçada por ADHEMAR. Apoiado, porém, pela poderosa máquina situacionista, não estando ausentes nem mesmo denúncias de fraude na contagem dos votos, JÂNIO QUADROS, por uma estreita margem, é declarado vencedor do pleito.
Revertendo ao serviço ativo, a contar de 1º de fevereiro de 1955, passando à disposição da CRUZ AZUL e sendo designado, a contar de 10 de junho de 1955, Chefe Interino do Serviço de Saúde. Transferiu-se para a inatividade em 7 de agosto de 1956, sendo promovido a Coronel Médico da Reserva da antiga FORÇA PÚBLICA.
Chamado de novo às lides políticas foi Secretário de Higiene e Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo no Governo de JUVENAL LINO DE MATTOS (1955-1956).
A convite do Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK, SALZANO assume a diretoria do Departamento Nacional de Saúde a partir de março de 1956. Nesse cargo, multiplica a presença de médicos pelo Brasil interiorano, planejando e tornando realidade seu projeto de instalar um médico em cada município brasileiro.
Já na inatividade, presidiu a Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar no período de 14 de dezembro de 1977 a 25 de janeiro de 1979, afastando-se por motivo de saúde.
Cercado da amizade e do carinho de seus familiares e de seus camaradas da Polícia Militar, o CORONEL MÉDICO PM ERLINDO SALZANO faleceu no Hospital CRUZ AZUL em 3 de outubro de 1989, aos 82 anos de idade, de falência múltipla de órgãos. Seu corpo foi cremado e suas cinzas hoje estão depositadas em uma capela da família, em PORTO FERREIRA, sua cidade natal. ERLINDO SALZANO foi o integrante das fileiras da Polícia Militar que, sem deixar o serviço ativo, ocupou o mais alto cargo no Executivo Bandeirante, até o presente.
106 a. jornalistas italianos de ROMA que foram assistir de perto à erupção do ETNA telegrafam aos seus jornais que as cenas de pânico que dão tristes espetáculos os habitantes da zona do vulcão chegam ao extremo.
105 a. (ROMA) A iluminação fantástica da cidade e dos monumentos, especialmente do CASTELO SANT´ÂNGELO e do CAPITÓLIO, inaugurada no dia 28 de março de 1911 continuou no dia 29 e hoje apresentando aspecto magnífico.
104 a. assinado o PACTO DE FEZ pelo sultão de MARROCOS, em 30 de março de 1912, concedendo à FRANÇA o protetorado sobre o seu país.
104 a. (CURITIBA) Os jornais fazem um apelo ao ministro da agricultura, Senhor PEDRO DE TOLEDO, no sentido de por termo à propaganda que está sendo feita contra o PARANÁ no intuito de desviar os imigrantes que se destinam a este Estado. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 30 de março de 1912).
  97 a. nasce HILÁRIO TORLONI em ITAPUÍ (SP) em 30 de março de 1919. Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, turma de 1942. Professor e escritor.  Candidato a deputado Estadual em 1947. Deputado Estadual (1951/55, 1955/59, 1959/63 e 1963/67). Vice–líder do Partido de Representação Popular – PRP (1952/54). Líder do PRP (1955/58). Vice–líder do Partido Social Progressista – PSP (1961). Líder do PSP (1962/64). Vice–Governador do Estado de São Paulo, no período de 1967 e 1969. Candidato a senador da República, em 1970. Secretário da Educação do Município de São Paulo, em 1975/79.
  90 a. do poeta THIAGO DE MELLO. No dia 11 de abril de 2006, a partir das 19 horas, ele compareceu no SESC/CARMO para o lançamento do CD “A CRIAÇÃO DO MUNDO”, no programa HORIZONTES LITERÁRIOS. No dia 19 de abril do mesmo ano foi homenageado com uma sessão solene da Câmara dos Deputados. Os 80 anos do poeta repercutiram de maneira inusitada nesses eventos. No CD, constam poemas que expressam todas as fases do poeta amazonense. Os destaques são os inéditos: AMOR SEM FIM, A LIÇÃO DAS ÁGUAS, A CRIAÇÃO DO MUNDO (interpretado pelo jornalista ARMANDO NOGUEIRA) e o clássico OS ESTATUTOS DO HOMEM, escrito em abril de 1964, quando THIAGO DE MELLO era adido cultural da embaixada do BRASIL no CHILE e amigo de PABLO NERUDA. Foi justamente OS ESTATUTOS DO HOMEM que abriu, no dia 5 de abril de 2006, o projeto LEITURA NAS ALTURAS, no terraço do EDIFÍCIO MARTINELLI – no alto de uma das mais tradicionais construções de SÃO PAULO, as atrizes AZÊ DINIZ e ALESSANDRA BRANTES leram o poema. Esse poema inspirou ainda e exposição ESTATUTO ILUSTRADO: são 14 ilustrações feitas pelo cartunista JAL, que podem ser visitadas pelo público. O interesse sempre norteou a carreira do poeta, que largou a Faculdade de Medicina para seguir a literatura e lançar, aos 25 anos, seu primeiro livro de poemas, SILÊNCIO E PALAVRAS. Lançou diversas obras até ser exilado em 1964, quando esteve na ARGENTINA, PORTUGAL, FRANÇA, ALEMANHA e CHILE. Nessa época de repressão militar, tornou-se famoso um verso seu, que dizia: “FAZ ESCURO, MAS EU CANTO”. Retornou ao BRASIL em 1978, quando seu nome já era conhecido internacionalmente por lutar pelos direitos humanos, ecologia e paz mundial.   
  78 a. embaixador alemão, KARL RITTER, relata ao ministro do Exterior de seu país a campanha antinazista e antiintegralista feita no BRASIL, em 30 de março de 1938.
  67 a. nasce o ex-governador de São Paulo, LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO, em 30 de março de 1949. Formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, turma de 1972. Oficial da PMESP (1964/72).  Promotor Público, em 1973. Procurador da Justiça (1984). 1º vice–presidente da Associação Paulista do Ministério Público (1980/82). 1º vice–presidente da Confederação Nacional do Ministério Público (1981/83). Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (1982/84 e 1984/86). Presidente da Confederação Nacional do Ministério Público (1983/85; 1985/87 e 1987/89). Secretário de Estado da Segurança Pública  (1987/90). Governador do Estado (1991/95). Deputado Federal (1999/2003). Secretário–Geral do Diretório Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.
  63 a. nasce JAIRO PAES DE LIRA, em SÃO PAULO, no dia 30 de março de 1953 JAIRO PAES DE LIRA. Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no posto de CORONEL PM.
HISTÓRICO FUNCIONAL:
1. Carreira:
     Ingressou na Força Estadual Paulista como Cadete, em 13/02/1970;
     Declarado Aspirante-a- Oficial em 25/01/1974, sendo portanto membro da Turma Cidade de São Paulo;
     Promovido a Segundo-Tenente em 25/08/1974;
     Promovido a Primeiro-Tenente em 25/01/1979;
     Promovido a Capitão em 15/12/1985;
     Promovido a Major em 25/08/1992;
     Promovido a Tenente-Coronel em 25/08/1996;
     Promovido a Coronel, posto máximo da Instituição, em 29/12/1999;
     Transferido compulsoriamente para a Reserva, após praticamente 35 anos de serviço, em 28/12/2004.
2. Cargos, funções e comandos que exerceu ou exerce:
     Comandante de Pelotão de Tropa de Choque entre 1974 e 1979;
     Comandante de Pelotão das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar  ROTA entre 1974 e 1979;
     Instrutor do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar paulista em 1978;
     Chefe de Equipe do Corpo de Segurança Pessoal do Governador do Estado entre 1979 e 1982;
     Ajudante-de-Ordens do Governador do Estado em 1982;
     Analista da Seção de Inteligência do Estado-Maior da Polícia Militar em 1983;
     Comandante de Companhia de Polícia Ostensiva no 12 Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em 1984 e 1985;
     Comandante de Companhia de Polícia de Trânsito no 3 Batalhão de Polícia de Trânsito (vias expressas marginais da cidade de São Paulo) em 1986;
     Chefe do Centro de Operações de Trânsito entre 1987 e 1991;
     Chefe de Divisão na Corregedoria da Polícia Militar entre 1991 e 1995;
     Corregedor-Adjunto da Polícia Militar em 1996;
     Comandante do 3º Batalhão de Polícia de Choque de setembro de 1996 a dezembro de 1999;
     Comandante Interino do Policiamento de Choque por quatro meses (fevereiro a junho de 1999);
     Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, de janeiro de 2000 a setembro de 2001;
     Comandante do Policiamento da Área Norte da Capital paulista, de setembro de 2001 a janeiro de 2003;
     Comandante do Policiamento Metropolitano, de janeiro de 2003 a dezembro de 2004;
     Instrutor do Curso de Segurança Pessoal de Dignitários para Oficiais;
     Professor de Resolução de Conflitos no Curso Superior de Polícia;
     Professor de Resolução de Conflitos no Curso Superior de Polícia Integrado (Oficiais Superiores e Delegados de Polícia de 1ª Classe)
     Membro do Sistema Estadual de Defesa Civil de São Paulo;
     Assistente do Comandante-Geral no III Congresso Latino-Americano de Ordem, Segurança e Direitos Humanos, em El Salvador, 1998;
    Assistente do Comandante-Geral no V Simpósio Internacional de Executivos de  Polícia, em Haia, Holanda, 1998.
    Conselheiro da Cruz Azul de São Paulo;
    Conselheiro do Instituto de Pesquisa de Segurança Pública;
    Conselheiro da Associação Pró-Saúde  Policial Militar;
    Presidente, reeleito cinco vezes, da Associação Turma Cidade de São Paulo, que congrega os Oficiais da Turma de 1974 da Polícia Militar Paulista;
    Colaborador Emérito do 12º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano;
    Diretor do Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista;
    Colaborador Emérito do Exército Brasileiro;
    Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado;
    Membro do Conselho-Geral da Comunidade da Polícia Militar do Estado;
    Atual Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Veteranos de 32 ― MMDC;
    Atual Membro do Conselho Superior da Sociedade Veteranos de 32 ― MMDC.
3. Funções que exerceu ligadas à área jurídica:
Juiz-Membro no Conselho Permanente da 2ª Auditoria da Justiça Militar do Estado de São Paulo, em 1985;
Juiz-Membro em 15 Conselhos Especiais de diversas Auditorias da Justiça Militar do Estado de São Paulo, entre 1975 e 1999;
Juiz-Presidente em 4 Conselhos Especiais de diversas Auditorias da Justiça Militar do Estado de São Paulo entre 2000 e 2005;
Professor de Direito Penal Militar Aplicado no Curso de Especialização em Polícia Judiciária Militar para Oficiais, entre 1990 e 1995;
Professor de Polícia Judiciária Militar no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (um dos cursos de pós-graduação da Instituição) entre 1996 e 1999;
HISTÓRICO ACADÊMICO:
1. Formação escolar básica
Concluiu os cursos escolares básicos em escolas públicas da Capital e de Jundiaí  SP;
 Curso Preparatório de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que concluiu como primeiro colocado, entre 1970 e 1971;
2. Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em nível universitário
Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco entre 1972 e 1974;
 Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais no Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em 1990;
Curso Superior de Polícia no Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em 1997;
Bacharel em Administração, pela Universidade Mackenzie;
3. Cursos e Seminários de Especialização
Curso de Especialização em Controle de Distúrbios Civis em 1974;
Curso de Especialização em Informação e Contra-Informação em 1983;
Congresso Internacional de Segurança no Trânsito realizado conjuntamente pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Universidade de Valência  Espanha, em Uberlândia  MG, em 1988;
 Curso de Especialização em Proteção contra Radiações Ionizantes, no Centro de Medicina Nuclear da Universidade de São Paulo em 1988;
 III Encontro sobre Qualidade Total da Polícia Militar, em São Paulo, 1994;
 Seminário Internacional sobre Estratégias de Intervenção Policial no Estado Contemporâneo, no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, em 1996;
Seminário sobre o Programa de Proteção às Testemunhas dos Estados Unidos da América na Escola Paulista do Ministério Público, em 1996;
 II Conferência Internacional da Corregedoria da Polícia de Nova York em 1996;
 III Conferência Internacional da Corregedoria da Polícia de Nova York em 1997;
Conferência Internacional sobre Globalização e Neoliberalismo, realizado pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial , associado à Fundação Álvares Penteado;
 III Congresso Latino-Americano de Ordem, Segurança e Direitos Humanos em El Salvador , 1998;
 V Simpósio Internacional de Executivos de Polícia em Haia, Holanda, 1998;
1 Seminário Nacional de Qualidade e Produtividade das Polícias Militares, em São Paulo, 1998;
I Fórum Internacional de Polícia Comunitária e Direitos Humanos em São Paulo, 1999;
IV Congresso de Ordem, Segurança Pública e Direitos Humanos para o Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, em São Paulo, 1999;
Seminário Internacional sobre Modernidade e Eficácia na Instituição Policial, em São Paulo, 2000;
Seminário Técnico Policial do 5˚  Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em São Paulo, 2002.
4. Principais Cursos e Seminários de Especialização em que atuou como palestrante, instrutor ou moderador
II Semana de Estudos e Debates sobre a Formação do Oficial, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 1988;
Semana de Estudos Jurídicos do Centro Universitário do Norte Paulista em São José do Rio Preto SP, 2000, em que proferiu palestra sob o título “Ciclo de Persecução Penal”;
Curso Superior de Polícia e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, com a palestra “Ética Policial Militar”, em 2000;
1˚ Encontro Nacional de Técnicas Básicas de Utilização de Equipamentos Não-Letais em São Paulo, 2001, palestra sob o título “Emprego da Capsaicina ― Agente Pimenta no Controle de Pessoas Turbulentas”;
Curso de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário, em São Paulo, 2001, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em que foi instrutor da matéria “Preservação da Ordem Pública sob a Égide dos Direitos Humanos”;
Curso Internacional de Aperfeiçoamento de Instrutores Policiais em Direitos Humanos e Prática Policial, em São Paulo, 2001, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em que foi instrutor da matéria “Gerenciamento de Crises de Ordem Pública sob a Égide dos Direitos Humanos”;
Curso de Gerenciamento de Crises realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a palestra “Como Gerenciar a Atual Crise de Segurança Pública”, em 2002;
II Seminário Latino-Americano para Instrutores Policiais de Direitos Humanos, em Belo Horizonte ― MG, 2002, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em que atuou como coordenador da área de Preservação da Ordem Pública;
1º Seminário de Técnica de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública do 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em São Paulo ― SP, 2002, com a palestra “Reintegração de Posse”;
III Fórum Internacional de Internacional de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, em São Paulo ― SP, 2003, moderador no painel “A Atuação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Treinamento das Forças Policiais em Direitos Humanos”;
Curso de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, em maio de 2003, com a palestra “A Ameaça do Terrorismo Criminal”;
I Congresso de Polícia Preventiva e Prevenção Criminal do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Botucatu — SP, abril de 2004, com a palestra “Ameaça de Cooptação da Juventude pelo Crime Organizado”.
Audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, em 29 de abril de 2005, com a palestra “A Questão das Armas Face à Evolução do Mundo Jurídico”;
Reunião de Peritos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha sobre o Uso da Força e a Proteção das Pessoas em Situações de Distúrbios e Tensões Internas, em Lima — Peru, 13 e 14 de junho de 2005, com a palestra “Preparação das Forças que Intervêm para Restabelecer a Ordem Pública em Situações de Distúrbios e Tensões Internas”;
Seminário da Polícia Nacional do Peru, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sobre Uso da Força e  Proteção das Pessoas em Situações de Distúrbios e Tensões Internas, em Lima — Peru, 15 e 16 de junho de 2005, com a palestra “Preparação das Forças que Intervêm para Restabelecer a Ordem Pública em Situações de Distúrbios e Tensões Internas”;
CONDECORAÇÕES:
Medalha Brigadeiro Tobias, a mais alta condecoração da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
Medalha do Pacificador, elevada condecoração do Exército Brasileiro;
 Medalha Pedro Dias de Campos, com passador e estrela (*);
 Medalha Centenário do Batalhão Tobias de Aguiar;
 Medalha Centenário do Regimento 9 de Julho;
 Medalha Bicentenário de Dom Pedro I;
 Medalha MMDC; 
 Medalha Centenário do 14 Batalhão de Polícia Militar Metropolitano;
Medalha Constitucionalista;
Medalha Cinqüentenário da Corregedoria da Polícia Militar;
Medalha Amigo da Marinha;
Medalha Cinqüentenário do Policiamento Florestal;
Medalha Centenário do 3º Grupamento de Bombeiros;
Medalha Centenário do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano;
Medalha Mérito e Dedicação, do Diretório Acadêmico XV de Dezembro;
Medalha  Cinqüentenário do Canil da Polícia Militar;
Medalha Cinqüentenário do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças;
Medalha Centenário do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior;
Medalha Centenário do 7º Grupamento de Bombeiros;
Colar do Sesquicentenário da Revolução Liberal de Sorocaba;
Medalha Batalhão de Expedicionários Paulistas;
Medalha de Mérito Policial Militar de São Caetano do Sul;
Láurea de Mérito Pessoal em primeiro grau.
(*) Por haver sido 1˚ colocado nos dois cursos de pós-graduação da Polícia Militar: Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

ELOGIOS:
Sua fé de ofício registra mais de 60 destacados elogios individuais, todos por ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública que executou, ou planejou e comandou, com sucesso e, freqüentemente, com risco pessoal.

PRINCIPAIS OPERAÇÕES DE PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA:
Foi planejador e segundo em comando da operação de retomada da penitenciária de Sorocaba, na grande rebelião da passagem de ano 1997/8, em que os amotinados mantiveram quase 700 reféns, todos libertados ilesos;
Planejou e comandou, em 1999, a grande operação de liberação das rodovias estaduais e federais, bloqueadas pelos transportadores autônomos de carga,que em poucos dias de movimento já sufocava a economia do País;
Planejou e comandou a grande operação de liberação da cidade de Anhembi, praticamente tomada por milhares de militantes do Movimento Sem-Terra, em 1999;
Planejou e comandou a grande operação de reintegração de posse da região de mananciais ilegalmente ocupada, em 1997, em São Bernardo do Campo, episódio que, pela feroz resistência oposta por milhares de militantes do Movimento Sem-Teto, ficou conhecido como “Guerra do Jardim Falcão”;
Planejou e comandou, entre 1996 e 1999, centenas de operações, todas bem sucedidas, de revista geral ou de retomada de estabelecimentos prisionais amotinados, na extinta Casa de Detenção da Capital, na Penitenciária do Estado, em Centros de Detenção Provisória, “Cadeiões” e Cadeias Públicas da Capital, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Hortolândia, Iaras, Sorocaba, Piracicaba e mais uma boa dezena de outras cidades do Estado;
RESULTADOS OPERACIONAIS NO COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL:
Assumiu o Comando de Policiamento de Área Metropolitano Norte (CPA/M-3) em 6 de setembro de 2001. Naquela ocasião, a Unidade figurava em 7ª posição, penúltima portanto, em desempenho operacional entre as subordinadas ao Comando de Policiamento da Capital. Em nove meses de trabalho, conduziu o CPA/M-3 à primeira posição. No ano de 2002, manteve a primeira posição, tendo obtido os seguintes níveis de redução de criminalidade, em relação ao ano de 2001:
22% em homicídio doloso;
31% em roubo de veículo;
16% em furto de veículo.
Consideradas essas modalidades de crime, que são as que mais sobressaltam a população, pode-se dizer que, em relação ao ano de 2001, ao passar o Comando, era  22% mais seguro viver e trabalhar na zona norte da Capital.
Ademais, a média bimensal de recolhimentos de infratores da lei, no CPA/M-3, incluindo-se as prisões em flagrante delito, as apreensões de adolescentes em flagrante de ato infracional e as capturas ou recapturas de criminosos com mandado de prisão, atingiu, no período de seu comando, a cifra de 900, com os conseqüentes desmantelamentos de quadrilhas, apreensões de armas e de entorpecentes e recuperação de bens roubados ou furtados, que, no ano de 2003, atingiu montante superior a R$ 43.000.000,00 .
RESULTADOS OPERACIONAIS NO ÚLTIMO COMANDO:
Assumiu o Comando de Policiamento Metropolitano em janeiro de 2003 e obteve naquele ano, comparativamente a 2002, as seguintes reduções de criminalidade na região sob sua responsabilidade:
20 % em homicídio doloso;
23 % em roubo de veículo;
7 %  em furto de veículo.
Em 2004, foram reduzidos também os seguintes indicadores:
6 % em roubo em geral;
4 % em roubo de carga;
10 % em latrocínio.
Foram atingidos, no período 2003 ― 2004 ainda os seguintes resultados operacionais:
Mais de 27.260 infratores da lei, incluindo-se os adolescentes, retirados do convívio social, em flagrância de crime ou de ato infracional, ou ainda em situação de captura por mandado;
8.101 armas ilegais apreendidas;
Cinco toneladas de drogas ilícitas (cocaína, craque e maconha) apreendidas, com a correspondente desarticulação de muitos pontos de tráfico;
Recuperados e entregues aos legítimos proprietários bens furtados ou roubados no valor de mais de R$ 324.000.000,00;
Realizadas, com excelentes resultados preventivos e repressivos, 28.476 operações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública;
O Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) conseguiu atingir mais de 168.000 pré-adolescentes, formando uma incalculável massa crítica de prevenção à cooptação de jovens estudantes pelo crime organizado.
Com base nas reduções mencionadas, pode-se dizer que hoje é 8 % mais seguro viver e trabalhar na Região Metropolitana da Capital, em comparação com dezembro de 2002, e isso não é pouco em uma área que, segundo os indicadores sociais recém-publicados pelo IBGE (janeiro de 2005), piorou em 16 % no tocante aos indicadores sociais e de condições estruturais que facilitam o surgimento do fenômeno criminal.
OBRAS PUBLICADAS:
 Violência Preordenada contra o Policial Militar - monografia do CAO-III/90;
 Disparo Acidental de Arma de Fogo: uma Tragédia Policial Militar - monografia do CSP/97;
 A Força Estadual e os Conflitos pela Posse da Terra - in A Força Policial, vol 17, 1999;
 Plano de “Marketing” da Polícia Militar para a Superação da Síndrome de Diadema, in
    O Setenta e Quatro, ed 14, 1997 (com a colaboração de Aix Gomes Jr).
OBRAS A AGUARDAR PUBLICAÇÃO:
Importância Estratégica das Forças Estaduais no Novo Cenário Mundial, a ser publicada n’A Força Policial;
A Guerra do Jardim Falcão, a ser publicada no mesmo periódico profissional.
ALGO SOBRE O PERFIL PESSOAL:
Católico;
Casado há 27 anos, tem três filhos;
Enxadrista amador, venceu torneios escolares e regionais na adolescência, na cidade de Jundiaí, cuja equipe defendeu em Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior; duas vezes campeão de xadrez da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
Fluente em Inglês e capaz de ler e de comunicar-se muito bem em Francês, Italiano e Espanhol.
  52 a. das anotações feitas em 30 de março de 1964 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 9º - DIA 265º - 5 anos e 299 dias na FORÇA PÚBLICA – 206 dias como ASPIRANTE – 193 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Depois de quatro dias de descanso em casa, provenientes da Semana Santa, eis-me iniciando novas atividades, agora já no encerramento do mês de março. Deixo para trás os dias tristes da 5ª e 6ª feiras santas e lanço-me em busca de novas preocupações na minha vida como ASPIRANTE A OFICIAL.
O trem que tomo é o das 6:14 horas. Não viajo com o ASPIRANTE NILSON GIRALDI porque o mesmo está escalado como Oficial de Dia ao BG. Estou lendo o livro “O PODER PESSOAL”, de W.W.ATKINSON e EDWARD E. BEALOV. No BG noto que os movimentos na Marinha (em detalhes em recortes de jornais) têm influído diretamente na FORÇA PÚBLICA. Estamos em situação de sobreaviso.
Na Secretaria tenho algum serviço devido a acumulação de papéis por causa da Semana Santa. Vou ao dentista, onde o CAPITÃO CARRAMENHA faz quatro obturações nesta data. Segundo tudo indica, dois capitães do BG passarão três meses no Tribunal de Justiça Militar, sorteados que foram para comporem o Conselho Permanente de Justiça no segundo semestre de 1964: CAPITÃES MILTON DE ALMEIDA PUPO e FRANCISCO ZECHMAN. Dessa maneira o BG ficará apenas com o CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, pois o CAPITÃO SARMENTO se apresentou de férias hoje, mas deverá ser logo apresentado ao 9º BP para onde foi transferido.
Nesta data dou aulas das 14:30 horas até 17:30 horas para o Preparatório de Soldados e para o Curso de Sargento Escrevente. Deixo o BG quase às 18 horas. Sentia-me bem cansado quando cheguei em meu lar. Na televisão assisto: BOLSO DO REPÓRTER – NOITES CARIOCAS – REPÓRTER ESSO – PAVIFLEX BRASIL 64 (apresentação de BIBI FERREIRA, no canal 9) – SHOW DE MULHER (canal 4) – O HOMEM SOMBRA.
  51 a. anotações feitas em 30 de março de 1965 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 9º - DIA 264º - 6 anos e 299 dias na FORÇA PÚBLICA - 311 dias como 2º TENENTE - 558 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O mês está se aproximando do fim e vejo no momento cruciante de minhas atividades como CHEFE DA FIF do BATALHÃO DE GUARDAS, pois estamos às vésperas do pagamento.
Hoje procuro deixar tudo pronto no quartel, durante o expediente, rumando para o SERVIÇO DE FUNDOS mesmo antes das 12 horas. Ali sou o primeiro tesoureiro a chegar, plantando-me à espera do CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU, para que ele me desse uma certeza sobre o pagamento ou não do meu batalhão.
Estou. nesta espera, no SERVIÇO DE INTENDÊNCIA, que fica vizinho ao de FUNDOS, conversando com o 2º TENENTE MOACYR DE SIQUEIRA sobre material de papelaria, do qual necessito muito na Unidade. Depois nos encontramos com o 2º TENENTE ARLINDO DE MOURA, do Regimento de Cavalaria.
Quase às 13 horas, o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU dá certeza de que sairá o pagamento do pessoal do BATALHÃO DE GUARDAS e de outros Unidades: Serviço de Engenharia, Serviço de Subsistência, Companhia de Guardas, 12º BP, cujos tesoureiros - TENENTE ROCCO, CAPITÃO DOMINGOS CARDAMONNE, TENENTE Q.O.A.A. RUI MARTINES GALARÇA e TENENTE JOÃO ROSA - já se fazem presentes.
Assim que recebo o cheque, no valor de 65.076.302 cruzeiros, corro ao BG onde armo a escolta composta do SARGENTO MELLO e SOLDADOS VIANA, HOBI e DELFIM, para, no carro do comandante, dirigir-me ao Banco do Estado.
No Banco do Estado, encontro-me com os outros tesoureiros já mencionados e mais o tenente tesoureiro do Corpo de Policiamento Rodoviário.
Marco o meu cheque às 14:28 horas. Numa repartição assaz pequena, vamos esperar ordem de pagamento até quase 17 horas. Então recebemos um contra-cheque e partimos para o BANCO DO BRASIL. Tudo isso ia fazendo com que eu avaliasse o sacrifício que um tesoureiro precisa fazer para que a Unidade receba seu pagamento na data certa, sem atraso. Finalmente, quando já eram mais de 18 horas, eis-me voltando para o BATALHÃO DE GUARDAS, trazendo comigo o pagamento do mês corrente.
Guardo o dinheiro no cofre e hoje, ainda, dou aula para os cabos, fazendo com que vá para meu lar já mais de 21 horas, cansadíssimo.        
  50 a. da reunião do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no Instituto de Engenharia PALÁCIO MAUÁ, viaduto dona PAULINA, número 80, 8º andar, em 30 de março de 1966. Foram reeleitos para a presidência do CONSELHO SUPREMO o dr. LAURO DE BARROS SICILIANO e para a presidência da DIRETORIA EXECUTIVA, o general WALDEMIRO MEIRELLES  MAIA.  A posse dar-se-ia em 23 de maio de 1966 para o biênio 1966/1968.
  50 a. das anotações em 30 de março de 1966 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 9º - DIA 263º - 7 anos e 299 dias na FORÇA PÚBLICA - 676 dias como 2º TENENTE - OITAVO DIA EM TRÂNSITO.
Saio de casa depois das 10 horas, continuando nesse regime de sossego que antecede grandes coisas para o mês de abril.
Meu vizinho, o senhor SEBASTIÃO, viaja comigo. Por questões de crianças, a esposa do mesmo anda um tanto estranha em suas relações e até o senhor SEBASTIÃO também se comportava de maneira diferente. Hoje, não sei qual motivo, esse senhor enceta conversa comigo. Evita, no entanto, entrar em cheque com assuntos que possam afetar a conversa. Fala que vai aumentar sua fábrica de malas que, ultimamente, vem funcionando nos fundos de sua casa. O senhor SEBASTIÃO sempre trabalhou nesse ramo e, agora, pretende montar o seu negócio e viver de modo independente.
Mais uma vez vou a POÁ. São 11 horas quando estou passando pela Avenida TIRADENTES. Como o trem somente irá partir às 12:25 horas, vou até o ponto final do ônibus e rumo, em seguida, para o PARQUE DOM PEDRO II, onde, depois de uma espera de vinte minutos, embarco no ônibus de POÁ.
É uma viagem bem mais demorada. Mas tem uma vantagem. É um verdadeiro passeio, onde se pode ver o progresso que está havendo por esses lados dos subúrbios da variante da Central do Brasil. Tem surgido verdadeiras vilas depois de SÃO MIGUEL. A introdução de indústrias entre SÃO MIGUEL e ITAIM PAULISTA fizeram com que o povo operário procurasse se estabelecer nesses lugares.
Chego em casa de meus pais, pela terceira vez consecutiva, às 13:40 horas. Vou sair quando são mais de 17 horas. Dou um pulo no Posto Policial local.Ali me encontro com os policiais de serviço: SOLDADOS ELSIO, VIANA, ALCIDES; escrivão JOSÉ MAIA NÓBREGA; investigador ZAIDAM; subdelegado WASHINGTON e o delegado BERNARDO GUEDES.
Permaneço durante um bom tempo conversando com os mesmos, tratando de diversos assuntos. Mais tarde chega o SOLDADO FLORISBELO FURTADO DA ROSA, que trabalha na Prefeitura Municipal, com o Prefeito JOSÉ LOURENÇO MARQUES DA SILVA. Explica o SOLDADO FLORISBELO o motivo pelo qual não esteve no Quartel General no horário combinado, em data de ontem, sendo aquele mesmo motivo já contado pelos SOLDADOS ALCIDES  e EXPEDITO, isto é, resolveu ele o problema dos exames para o concurso de cabo transmissor, diretamente com o TENENTE-CORONEL SÉRGIO DEL BEL e o exame prático será efetuado amanhã.
Quando são 18:45 horas, rumo à casa de meus pais a fim de jantar. Minha mãe já anda preocupada com os comes e bebes do próximo sábado quando meu irmão, finalmente, casa-se com a MARLY RIBAS.
À noite, vou ao CINE COLONIAL. Assisto uma película muito boa - O TESOURO DO DIABO - cuja estória se passa na ALEMANHA e CHECOSLOVÁQUIA. Começa em 1944, durante a 2ª Grande Guerra e prossegue em 1959. Um general entrega a seu homem de confiança uma caixinha contendo jóias valiosíssimas. Deve a mesma ser entregue a uma madre superiora, no Convento SANTA TERESA, na CHECOSLOVÁQUIA e, posteriormente, à sua filha. Do segredo participa o ajudante de ordens do general. HITLER determina que aquela alta patente se suicide, tal como antes acontecera com HOMMEL.
Em 1959, encontram-se o Ajudante de Ordens do falecido e o homem de confiança. Procuram a filha do general e a encontram também, só que num prostíbulo. Os três partem para a CHECOSLOVÁQUIA, em busca do tesouro. Encontram o convento transformado em quartel, mas depois de algumas peripécias, conseguem recuperar o cofre de jóias. Acontece que uma amiga da filha do general escutara a conversa e, com a cumplicidade de dois "leões de chácara", tentam roubar o tesouro. Isso faz com que o filme se transforme num crescendo de emoções, terminando numa estação, quando os três ladrões procuram tomar um comboio, já de posse do cofre.
Deixo o cinema com o investigador ZAIDAM. Vamos até o bar LÍDER, juntamente com o filho do ZAIDAM. Ali comemos uma pizza e, mais tarde, damos um pulo até a delegacia. Ali, permaneceríamos conversando durante um bom tempo nesta noite. São quase 24 horas quando rumo à casa de meus pais, onde vou pernoitar.     
  46 a. nasce SIMONE, sobrinha da LUCINDA, filha de Dona MARIA, em 30 de março de 1970. SILVANA, que se suicidou em 4 de março de 2006, era sua irmã. A SIMONE praticamente tratou de todos os papéis que a Justiça exigiu na época da tragédia. JOÃO RICARDO também é seu irmão.
  45 a. de minha apresentação no antigo 31o. BP, atual 13o. BPMM, em 30 de março de 1971. Na época, eu era 1º TENENTE. Fui promovido nessa Unidade, em 24 de maio de 1971, ao posto de CAPITÃO, sendo classificado no mesmo batalhão. Nos meus escritos de 30 de março de 1971, quarta-feira, podemos encontrar o seguinte: “Saindo de casa, vou diretamente à 1ª Companhia, agora 2ª Companhia de Rádio Patrulha do 31º BP, onde estarei subordinado ao Comando do CAPITÃO PM EMERY. Mais tarde, lá pelas 15 horas, estou me apresentando no 31º BP. O CAPITÃO PM EMERY leva-me à nova Unidade, instalada na Rua ALFREDO MAIA, nos prédios que pertenciam ao Serviço de Comunicações e ao Serviço de Intendência. O 31º BP é um batalhão quase que todo ele composto de oficiais e praças originários da extinta Guarda-Civil. Apresento-me ao Comandante Interino, MAJOR PM LUÍS JOSÉ DE SIQUEIRA; o Sub-Cmt é o CAPITÃO PM AMADO DO NASCIMENTO (vieram da antiga Guarda-Civil). O TENENTE-CORONEL PM NEWTON PEREIRA DA SILVA, que se encontra fazendo o CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA, é o Comandante do 31º BP (este pertencia à FORÇA PÚBLICA). Mantenho os primeiros contatos com os oficiais do 31º BP, todos oriundos da ex-GC, sendo que um deles, o 1º TENENTE PM FRANCISCO DE ASSIS MELO FILHO, é mais antigo do que eu (número 10 no almanaque para Capitão). O CAPITÃO PM REIZO NISHI (agora Comandante da 1ª Companhia de Policiamentos Diversos, antiga 3ª Companhia do 11ºBP) chega logo depois (o CAPITÃO PM NISHI é oriundo da ex-FP); permanecemos no novo batalhão até às 18 horas, estudando a Ordem de Operações sobre o policiamento nesta época da comemoração do 7º Aniversário da Revolução Contra o Comunismo. Vamos entrar a zero hora na fase aguda do plano que vai até 1º de abril. Na 2ª Companhia de Rádio Patrulha o CAPITÃO PM EMERY determina que eu ronde a partir da zero hora. Mais tarde, na RP 44, guiada pelo PM ARLINDO, sendo que a RP 39 faz a escolta, venho para GUARULHOS. No PINHAL, temos um drama com o BENTO GRILLO. Ontem, o BENTO brigou com sua esposa a respeito de uma carta anônima, onde dava conta de todas as suas safadezas. Ele esteve comigo na parte da manhã e disse que suspeitava da LUCINDA, a respeito de quem teria escrito a carta. LUCINDA confirma isso, dizendo que já estava saturada do BENTO falar mal dela, nos encontros comigo, vingando dessa maneira. Vou à residência do BENTO. Lá a situação é crítica. Sua senhora não quer aceitar explicações. Como estou com pressa, deixo GUARULHOS, regressando a SÃO PAULO. Passamos pela VILA MAZZEI, avisando o CABO PM LIMA, na Rua do Meio, que ele está de serviço a partir das 22 horas. No BOM RETIRO, converso com o delegado DE LA MÔNICA, interditando toda a frente da delegacia e da 2ª Companhia de RP. Distribuo os homens nos pontos críticos, com a ajuda do 1º SARGENTO TUPINAMBÁ. Terroristas já haviam metralhado o quartel do 16º BP, em OSASCO e arrumada uma confusão no JAGUARÉ, onde jogaram panfletos e colocaram cartazes comunistas. Nossos sargentos BISPO e CRUZ para lá foram.”
  44 a. da primeira prova de FÓRMULA 1, em INTERLAGOS, no dia 30 de março de 1972, um domingo. Uma corrida extra-oficial que não contou pontos para o Mundial e com a participação de apenas dozes carros. A vitória foi de um argentino, CARLOS REUTEMANN, com uma BRABHAM. Mas os torcedores brasileiros, que lotaram as arquibancadas do autódromo, puderam ver, primeiro WILSON e depois ÉMERSON FITTIPALDI, liderarem a corrida. Pena que os dois quebraram, e o argentino venceu. Em 1973, ÉMERSON venceu o GP BRASIL, ganhando o bicampeonato em 1974. REUTEMANN voltaria a vencer mais três vezes, duas delas em JACAREPAGUÁ (1978 e 1981), que por algum tempo “roubou” a prova de INTERLAGOS. O RIO recebeu a F 1 em 1978 e depois de 1981 a 1989, e então foi a vez de um francezinho baixinho e narigudo tomar conta do cenário: ALAIN  PROST ganhou cinco vezes em JACAREPAGUÁ (venceria também em 1990, na volta a  SÃO PAULO) e ganhou o apelido de “REI DO RIO”. Mas a torcida brasileira também fez festa, vez ou outra. NELSON PIQUET ganhou duas vezes, ambas no RIO, e AYRTON SENNA, outras duas, na renovada pista de INTERLAGOS – que foi reduzida para os atuais 4.325 metros e teve o traçado, logicamente, modificado. SENNA, aliás, foi o último brasileiro a vencer o GP  do BRASIL, no já distante ano de 1993. Depois disso, só expectativas, ano após ano, seguidas de festa estrangeira, notadamente de MICHAEL SHUMACHER, quatro vezes ganhador (1994,1995,2000,2002). MIKA HAKKINEN triunfou em INTERLAGOS nos anos de 1998 e 1999. Em 2001, foi a vez de DAVID COULTHARD. Em 2003, o vencedor foi o italiano GIANCARLO FISICHELLA.  Em 2005, no dia 25 de setembro, o BRASIL viu sagrar-se CAMPEÃO MUNDIAL DE PILOTOS, o espanhol FERNANDO ALONSO, que chegou em terceiro lugar. O campeão em 2005 foi JUAN PABLO MONTOYA, com KIMI RAIKKONEN chegando em segundo lugar. JUAN PABLO MONTOYA é bicampeão do GP do BRASIL, pois também vencera em 2004. 
  44 a. do rompimento das relações diplomáticas de UGANDA com ISRAEL, ordenado em 30 de março de 1972 pelo ditador IDI AMIN DADA.  
  43 a. governo argentino protesta, em 30 de março de 1973, contra a intenção do BRASIL de iniciar o enchimento da ILHA SOLTEIRA sem ter comunicado aos países interessados no curso das águas do rio PARANÁ.
  42 a. ALICE COOPER é a primeira estrela do rock internacional a se apresentar no BRASIL em 30 de março de 1974. O show foi assistido por 50 mil pessoas.
  39 a. do convite do CLUBE PIRATININGA para assistir ao concerto que o Conjunto Sinfônico do Corpo Musical da PMESP, sob a regência do Maestro MAJOR PM RUBENS LEONELLI, realizaria às 21 horas de quarta-feira, dia 30 de março de 1977, em sua sede social (Alameda Barros, 376), dentro das comemorações da data de 31 de março, que evoca a epopéia de 1964. Naquela cerimônia fez uso da palavra o conselheiro doutor CRISTÓVAM FERNANDES JÚNIOR.
  37 a. das anotações de 30 de março de 1979: CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO conversa com seus oficiais. Algumas providências na área do CPChq: com a chegada do TENENTE-CORONEL PM CLODOMIRO PASCHOAL o MAJOR PM JOÃO VARGAS FILHO irá para a Seção de Apoio Administrativo. O CAPITÃO PM GABRIEL iria para a Secretaria e o TENENTE FILIPE ficaria na Sala das Ordens.
Continuo ajudando o MAJOR PM VARGAS nos despachos da Chefia do Estado Maior.
Audiência de Conciliação, Instrução e Julgamento em AÇÃO DE ALIMENTOS, feito número 5121/1978, está marcada para 5 de julho de 1979. O Juiz de Direito que está com esse processo é o RENZO LEONARDI.
PAULO MALUF retorna de ARAÇATUBA
GENERAL FRAGOMENI encontra-se em SÃO PAULO
ITZAC RABIN visita o BRASIL.
XÁ DO IRÃ muda-se para as BAHAMAS.
LÍBIA ataca a TANZÂNIA
A fuga de IDI AMIN.
Atentado na IRLANDA
Perigo de irradiação atômica na PENSILVÂNIA.
Estou lendo “A ESFINGE”. 
  36 a. falece o ex-combatente de 1932, NICANOR COELHO PEREIRA, em 30 de março de 1980. Nasceu na cidade de ITAPIRA (SP) em 31 de agosto de 1909. Na revolução de 1932, alistou-se em CASA BRANCA, onde residia com sua família. Também seus irmãos participaram do Movimento Constitucionalista. NICANOR pertenceu ao BATALHÃO NOVE DE JULHO. Foi preso no Rio RIBEIRA DE IGUAPE e transferido para a prisão de ILHA GRANDE. Associou-se à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, havendo recebido um braçal, diploma e medalhas, estes lamentavelmente perdidos. Seu filho, o perito NICANOR, conselheiro da Sociedade, guardou os hollerits onde consta que seu pai recebia uma pensão pecuniária exclusiva para os ex-combatentes de 32. Formou-se na Escola Normal de CASA BRANCA, ingressando no magistério, tendo sido professor primário, diretor e aposentou-se como inspetor escolar (hoje supervisor de ensino). No dia 10 de agosto de 2005, NICANOR apresentou documentos de seu pai e pediu que a imortalização de seus restos mortais fosse feita em 9 DE JULHO DE 2006.  
  35 a. das minhas anotações de 30 de março de 1980, domingo: “Acompanho o desenrolar da Assembléia dos Metalúrgicos, no Estádio de VILA EUCLIDES, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, pelo rádio. Quase às 13 horas, é decretada a greve dos metalúrgicos a partir das três horas de 1º de abril de 1980. Faço a minuta da “OPERAÇÃO LULA”. Leio “RACIONALISMO CRISTÃO”. LUCINDA está com a GISLEIDE, o PM JOÃO entrou de serviço na Guarda do QCG. Em EL SALVADOR, conflito no enterro do arcebispo ROMERO, com dezenas de mortos.
LOTERIA ESPORTIVA, CAMPEONATO NACIONAL: CORINTHIANS 4 x COLORADO 1; PALMEIRAS 3 x CEARÁ 1; SÃO PAULO 3 x SANTA CRUZ 1; PONTE PRETA 2 x FLAMENGO 2.
GRANDE PRÊMIO DE LONG BEACH: NELSON PIQUET em 1º e ÉMERSON FITTIPALDI em 3 º”.
  35 a. do atentado ao ex-presidente dos EUA, RONALD REAGAN, em 30 de março de 1981. Foi baleado na capital norte-americana, WASHINGTON, por JOHN W. HINKLEY JÚNIOR.
  35 a. do assassinato de ELIANE DE GRAMMONT. O Café BELLE ÉPOQUE, no número 1091 da ALAMEDA SANTOS, estava quase vazio no começo da madrugada de 30 de março de 1981. No palco, uma bela cantora, de 26 anos, interpretava em clima intimista a canção JOÃO E MARIA, de CHICO BUARQUE. Era acompanhada pelo violão de CARLOS RANDALL, primo de seu ex-marido, LINDOMAR CASTILHO. E ele chega. O revólver Taurus, calibre 38 em punho. Dispara cinco vezes. O cantor de boleros, LINDOMAR CASTILHO, acabara de matar a ex-mulher, ELIANE APARECIDA DE GRAMMONT. Os dois se conheceram nos corredores da extinta gravadora RCA VICTOR, em 1977. Depois de três meses de namoro, passaram a viver juntos. Nascido na cidade de RIO VERDE (GO), a 21 de janeiro de 1939, LINDOMAR CABRAL (nome da batismo) já alcançara o sucesso com ÉBRIO DE AMOR, VOU RIFAR MEU CORAÇÃO e VOCÊ É DOIDA DEMAIS. ELIANE, filha da compositora ELENA DE GRAMMONT, ainda buscava o seu espaço. Quando ela engravidou, decidiram se casar. A união ocorreu em 10 de março de 1979. No mesmo ano, nasceu LILIANE. O relacionamento do casal começou a desmoronar após as várias e sucessivas brigas. Durante uma briga, LINDOMAR tentou estrangulá-la. ELIANE separou-se de LINDOMAR e passou a exigir o desquite. A cantora e a filha, então com 5 anos, se mudaram para um pequeno apartamento. No dia 11 de março de 1981 foi registrada a separação de corpos. Na madrugada do dia 30, LINDOMAR entrou na boate “agitado e armado”, segundo o relato do proprietário da casa de shows, WILLIAM SCHMIDT. Ali, aconteceu o crime. O cantor passou menos de um mês nas celas da Casa de Detenção, no CARANDIRU. No fim de abril de 1981, um juiz atendeu o pedido da defesa e autorizou a responder o processo em liberdade. O julgamento foi longo e conturbado. Em frente ao Palácio da Justiça, centenas de mulheres faziam vigília pedindo a condenação do réu. Os homens, por outro lado, alegavam que o cantor matara em legítima defesa. Houve confrontos. Na madrugada de 25 de agosto de 1984, o juiz proferiu a sentença: 12 anos de reclusão por homicídio qualificado e 2 meses pelo crime de lesão corporal de natureza leve. LINDOMAR saiu da prisão em meados de 1988, beneficiado pela liberdade condicional. Ficou na Casa de Detenção, mas cumpriu a maior parte da pena no Centro Penitenciário Agrícola e Industrial de GOIÂNIA. No início de 2004, LINDOMAR fez dois shows em TORONTO, no CANADÁ, e um em BOSTON, nos EUA. Diz LINDOMAR “o que aconteceu comigo pode se repetir com qualquer pessoa. Se ela tiver oportunidade de contar até dez, sugiro que conte até dez milhões. Ou melhor: vá para uma praia e conte cada grão de areia”, diz. “Pensei em pular da janela do prédio em que vivia. Acho que DEUS evitou que eu tomasse essa atitude”. O reencontro com a filha LILIANE foi emocionante. “Quando estava prestes a completar 18 anos, ela descobriu meu telefone e disse que gostaria de vir até aqui. Foram dois finais de semana muitos felizes. Levei LILIANE para conhecer os parentes da nossa família”, conta.
  32 a. dos escritos em 30 de março de 1984 (sexta-feira): TENENTE-CORONEL PM ÉDSON FERRARINI acha-se no quarto dia no Comando Interino do CPChq. Ele leva sua filhinha ao médico. Respondo por ele na parte da manhã. Não foi ainda classificado no Choque o novo Comandante. O dentista PANAIM ocupa algumas horas desta manhã, pedindo para que eu interceda quanto a um rapaz que está querendo entrar na PM, mora no GUARUJÁ e queria fazer a Escola de Recrutas em SANTOS. O CAPITÃO PM SAMUEL, da DE, esclarece ser impossível porque a turma de recrutas, em SANTOS, começou há quatorze dias.
O TENENTE-CORONEL PM SEBASTIÃO ALBERTO CORRÊA DE CARVALHO assume o Comando do 3º Batalhão de Polícia do Interior – RIBEIRÃO PRETO.
Pela manhã nada temos quanto aos possíveis movimentos grevistas do início de abril. Pretende-se fazer uma Concentração de Desempregados no LARGO 13 DE MAIO, no próximo dia 4, quando se comemora um ano da baderna dos dias de abril de 1983. MAJOR PM AURÉLIO, do CPA/M-3, diz que o TENENTE-CORONEL PM ÂNGELO está pedindo transferência para a reserva. Recebo um telefonema do TENENTE-CORONEL PM BELICKAS. Quer ele saber os motivos da passagem para a reserva do CORONEL PM HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER.
16:25 HORAS – MAJOR PM SCHIAVETTI transmite a ordem do Comando do Policiamento da Capital no sentido de que uma companhia de choque (3º BPChq) entre de prontidão, a partir das 9 horas de amanhã. Motivo: concentração estudantil no IBIRAPUERA (DCE, MACKENZIE, PUC, FAAP, etc).
Uma nova passeata dos funcionários da DELPHIN, na Av PAULISTA. Empregados da Indústria SANTA MARINA, também fazem passeata pelo mesmo motivo da DELPHIN: as demissões.
Fim do recesso parlamentar. Amanhã, às 10 horas, serão abertos os trabalhos da Assembléia Legislativa.
Dois mil sindicatos estão reunidos. Estudam a proposta do Grupo 14. Teremos greve no mês de abril?
MIGUEL DE LA MADRID visitou o Congresso Nacional. Almoçou no Palácio BURITY e teve novo encontro com FIGUEIREDO.
Faleceu o Deputado Federal, OZANAM COELHO, em UBÁ – MINAS GERAIS. Ele foi governador de MINAS GERAIS. Teve um infarto.
Pela COPA DO BRASIL nesta noite: SANTOS x FORTALEZA (não tenho o resultado); PALMEIRAS 7 x CRB 0. Mesmo assim o PALMEIRAS está desclassificado. 
  30 a. falece o Cel. Ref.  WALDEMAR NOGUEIRA, em 30 de março de 1986. Nessa data também morreram: ator JAMES CAGNEY e o Capitão ALÉCIO DOS SANTOS.
  30 a. da ida de minha mãe para o CENÁCULO DE NOSSA SENHORA, no GONZAGA, na cidade de SANTOS, em 30 de março de 1986. Estava cega praticamente. Passados alguns meses ela foi submetida a uma operação da catarata no Hospital SANTA CATARINA e recuperou sua visão.
  29 a. das seguintes anotações em 30 de março de 1987: quando chego no 2º BPChq recebo notícia de que o 1º TENENTE PM ÁFIO PECORARO JÚNIOR foi assassinado num desentendimento havido em SÃO BERNARDO, em 28 de março. Morreu a tiros. O enterro foi ontem, às 17 horas, em CUBATÃO. PECORARO pertencia ao 6º BPMI. Saiu da APMBB em 17 de julho de 1976, promovido a ASPIRANTE A OFICIAL. Sua promoção a 1º TENENTE PM data de 24 de maio de 1981.
MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO conversa comigo sobre a Solenidade do 2º BPChq. Já quase tudo está programado para 7 de maio.
Greve de motoristas e cobradores de ônibus na região de OSASCO, BARUERI e CARAPICUÍBA: cerca de mil ônibus e cinco mil funcionários estão parados.
Os bancários se movimentam na Rua BOA VISTA, entrando no sétimo dia da greve.
Recebo a visita do CAPITÃO PM Ref MINORU MASSUDA. SILVA termina sua missão em GUARULHOS. O CABO PM PICIRILLO vai buscá-lo. Conta-me todos os pormenores sobre as informações recebidas.
O 2º BPChq policiará hoje o Ginásio do IBIRAPUERA durante o show OS MELHORES DA MÚSICA de 1986. Nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril fará o  policiamento durante a apresentação do Conjunto “THE CURE”.
Amanhã faremos isolamento com cordas no MUSEU DO IPIRANGA bem como o CAPITÃO NÉDSON providenciará policiamento durante a visita do Presidente de PORTUGAL, MÁRIO SOARES.
Em casa, LUCINDA queixa-se de dores reumáticas no braço esquerdo.
O operário ADÃO MANOEL DA SILVA, que há um mês ocupava um terreno em GUAIANASES, com a mulher e quatro filhos, morreu com um tiro na cabeça hoje à tarde, em um choque dos invasores, liderados pelos PC do B, com a guarda municipal formada por JÂNIO QUADROS. Os policiais derrubaram cercas, invadiram barracos e reagiram com seus revólveres, quando os invasores começaram a jogar pedras neles.
  27 a. do jantar no Restaurante TAIZAN, em homenagem ao Cel. Res. ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, nosso companheiro dos bancos escolares da “ESCOLA DE OFICIAIS”, de 11 de fevereiro de 1959 a 7 de setembro de 1963, data essa em que fomos declarados ASPIRANTES A OFICIAL. O ALUÍZIO foi classificado no BATALHÃO “TOBIAS DE AGUIAR” e eu fui para o BATALHÃO DE GUARDAS. Esse jantar foi realizado em 30 de março de 1989.
  26 a. das seguintes lembranças, em 30 de março de 1990, uma sexta-feira: “A inflação de março é de 84,32%. A poupança terá rendimento de 85,24%, mas o índice só vale para as cadernetas que aniversariam na primeira quinzena de março e o dinheiro ficará bloqueado junto aos cruzados novos. As cadernetas abertas a partir do dia 19 de março terão rendimentos na base do BTN fiscal. O mesmo sistema valerá para corrigir todas as cadernetas já em abril.
Os oficiais do CPAM-4 comentam muito o PLANO COLLOR. Percebe-se que nuvens cinzentas estão surgindo no horizonte. Grandes empresas são obrigadas a tomar empréstimos para pagar funcionários. Empresários de diversos setores da indústria e a Central Única dos trabalhadores (CUT) reúnem-se na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Fundição, para buscar soluções conjuntas aos problemas atuais. Há um clima de pânico, ceticismo e amargura entre os empresários. Há empresas que tinham 30 bilhões de cruzeiros novos no OVER. O mercado imobiliário já cogita de vender imóveis a longo prazo, de até 36 meses, como se fazia antigamente.
O MAJOR NOGUEIRA é convidado pelo ROTARY da VILA ALPINA para um almoço. Leva-me até o JUVENTUS e ali vou conhecer vários empresários desse bairro. O presidente do ROTARY DE VILA ALPINA é o Senhor ELOY MACHADO. Nota-se bem o estado de ânimo dos mesmos. Espera-se que melhore essa situação. Não há negócios nesse final de março.
À tarde, passa pelo CPAM-4 o CORONEL PM ALAOR BRANDÃO. Tem um problema na área do 2º BPMM, e vai conversar com o CORONEL PM TOGNETTI.
Na Cadeia Pública de SANTO ANDRÉ os presos prometem continuar o PACTO DE MORTE. Quatorze homens estão ameaçados de morte, isolados todos numa cela. O primeiro “sorteado” da lista foi MARCELO DE PIETRO, de 26 anos, estuprador que cumpria pena de 31 anos de reclusão. Ele foi encontrado morto, enrolado num cobertor.
A Ministra da Economia, ZÉLIA CARDOSO DE MELLO, embarca amanhã para MONTREAL (CANADÁ) e WASHINGTON (EUA) a fim de participar da 31 ª reunião anual do BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID). Abrirá a sessão plenária da Instituição com uma palestra sobre as medidas e perspectivas do PLANO COLLOR.
Por volta das 18 horas, o CORONEL Res RALPH ROSÁRIO SOLIMEO participa de um programa de TV – JORNAL DA RECORD – falando sobre Polícia Única. O repórter FAUSTO MACEDO faz-lhe diversas perguntas sobre o tema. O CORONEL RALPH é candidato a deputado estadual e inicia a sua campanha.
SÃO PAULO assiste hoje o último capítulo de TIETA, uma novela da GLOBO que teve início em 14 de agosto de 1989. PERPÉTUA (JOANA FOMM) faz a estátua de SANT´ANA tremer. Grita para o mundo “aquela que se diz minhirmã é uma quenga”. A santa treme tanto que uma vela despenca e bota fogo no dossiê que ela preparou contra TIETA. Não consegue provar nada e TIETA voa em seu pescoço, arrancando-lhe a peruca. PERPÉTUA corre da igreja onde estava denunciando TIETA e fica louca. Imagina reencontrar o MAJOR, partindo com ele. TIETA mostra ao povo do agreste o que contém a famosa caixa branca de PERPÉTUA. Os demais personagens de MANGUE SECO – OSNAR, CAROL, o CORONEL, FILÓ, TONHA, ROSALVO, COMANDANTE DÁRIO, LAURA, LEONORA, ASCÂNIO, RICARDO, IMACULADA, JURACI, MARCOLINO, AMORZINHO, AMINTAS, PETO, LETÍCIA, TIMÓTEO, MODESTO, BAFO DE BODE despedem-se da novela que prendeu milhares de espectadores nesses sete meses de duração”.      
  25 a. SUDÃO começa a receber ajuda externa para aplacar a fome de sete milhões de pessoas, vítimas do fracasso das colheitas, em 30 de março de 1991. O número de mortos nunca foi esclarecido.
  24 a. da REDE OM BRASIL - TV GAZETA, inaugurada em 30 de março de 1992.
  23 a. do encontro com FREDERIK VON BISSOP, em 30 de março de 1993, na Associação dos Oficiais da Reserva. Um emprego mirabolante me foi oferecido na época (segurança de um grupo envolvido, internacionalmente, com componentes eletrônicos), alegando que me conheceu em GUARULHOS, num trabalho efetuado por mim, na MICROLITE (descoberta de uma pessoa que estava escrevendo cartas anônimas para uma funcionária, acusando-a de falcatruas com componentes eletrônicos). Foi denunciado à CIA por mim, através de uma ajuda da TFP (TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE), que veio buscá-lo na hora em que viajaria para BARCELONA. Recebeu uma condenação por lesar o fisco nos EUA e esteve preso em ATLANTA. Consta que, em liberdade, foi assassinado na AMÉRICA CENTRAL, envolvido em drogas.
  22 a. da assinatura de um cessar-fogo, com a mediação da RÚSSIA e dos EUA, em ZAGREB, entre os sérvios da República de KRAJINA e croatas, em 30 de março de 1994. O ministro do Exterior da República de KRAJINA, SLOBODAN JARCEVIC, disse que o objetivo foi alcançado e que os respectivos exércitos não combaterão mais. O cessar-fogo assinado entre croatas e enviados da autoproclamada República da SÉRVIA KRAJINA, que está fundada sobre um terço do território croata, foi visto pelos diplomatas como uma chance de colocar fim aos quase três anos de conflito.
  21 a. do encerramento da mais longa Rebelião dos Presídios de São Paulo, com noventa e duas horas de duração: MOTIM NA PENITENCIÁRIA DE TREMEMBÉ, em 30 de março de 1995.
  21 a. PAPA JOÃO PAULO II lança a 11ª Encíclica papal na qual condena o aborto e a eutanásia como crimes que nenhum ser humano pode legitimar, em 30 de março de 1995.
  19 a. das anotações feitas no domingo, dia 30 de março de 1997: LUCINDA me acompanha na visita que faço à minha mãe nesta páscoa. Dona ALICE espera, ansiosamente, nossa chegada. Tinha convidado a ROSELI (NECA) para o almoço, mas sua sobrinha não pôde comparecer. Enquanto ela apronta a bacalhoada, assisto o 26º GRANDE PRÊMIO BRASIL de F1. Na largada, tentando evitar uma batida no carro de MICHAEL SCHUMACHER, JACQUES VILLENEUVE, Pole Position, vai para a grama. O carro de RUBENS BARRICHELLO não larga e fica parado na pista. A largada é cancelada. Na nova largada SCHUMACHER sai na frente, mas, antes de se concluir a primeira volta, VILLENEUVE ultrapassa-o. O canadense dá um passeio em INTERLAGOS, vence a corrida com folga. Chega em segundo o veterano GERHARD BERGER. Em terceiro OLIVIER PANIS; em quarto, MIKA HAKKINEN. em quinto, MICHAEL SCHUMACHER; em sexto, JEAN ALESI. RUBENS BARRICHELLO abandonou na 15ª volta e PEDRO PAULO DINIZ na 17ª volta.
Após a refeição, enquanto eu descanso, LUCINDA leva minha mãe para visitar TIA ANTONIETA. Aos 87 anos ela se encontra adoentada, magra e fraca.
MARIZETE, FELIPE, MÁRIO e, quando estamos saindo, o CABO PM RENATO VENTURA visitam minha mãe. Também aparece na sua casa TIA IRENE. Esta, às 17 horas, ainda não tinha almoçado, atrapalhada com encomendas de ovos de Páscoa, na última hora.
Retornamos a GUARULHOS, já ao cair da noite. Vai esfriando muito nessas tardes de outono. Pelo Campeonato Paulista o SANTOS vence o MOGI-MIRIM por 4 a 2 e é o vice-líder do Grupo 1. GUARANI 0 x ARAÇATUBA 0; SÃO JOSÉ 2 x INTERNACIONAL DE LIMEIRA 2. No RIO, BOTAFOGO 1 x VASCO DA GAMA 0 pela TAÇA GUANABARA e fica com o título (primeiro turno do campeonato carioca).
Deu a lógica e o REPORT/SUZANO é o campeão da SUPERLIGA MASCULINA DE VÔLEI. Venceu o OLIMPIKUS nas semifinais e, em apenas três das cinco partidas do play-off decisivo, passou pelo BANESP. Na final do TORNEIO DE LIPTON, em KEY BISCAYNE, THOMAS MUSTER vence o espanhol SERGI BRUGUERA e fica com o título.     
  18 a. JUDY BUENOANO, conhecida como “VIÚVA NEGRA”, é executada, em 30 de março de 1998, na cadeira elétrica na prisão de STARKE, na FLÓRIDA. Ela foi condenada pelo assassinato do marido, do filho paraplégico e pela tentativa de assassinato do amante.
  18 a. ROLLS ROYCE é adquirida pela indústria automobilística alemã BMW por 570 milhões de dólares, em 30 de março de 1998. Outras anotações nesta data: a manhã desta segunda-feira apresenta 28 graus de temperatura. Tranqüilamente vou ao MMDS. Comentamos o violento comércio de crack nos EUA. O filme CORRENTES ALUCINANTES mostra como isso é desenvolvido. No MMDC, apesar de ter sido avisado da precária situação financeira da Sociedade o CORONEL CANAVÓ continua obsecado pela tal soberania nacional e trabalha em dois artigos contra o Presidente FHC. Num deles, diz que o governo mandou tocar fogo em RORAIMA para poder pedir ajuda dos EUA.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona para o MMDC e lhe ponho a par do que está acontecendo. O CORONEL CANAVÓ diz-lhe que espera recursos da Secretaria da Cultura para tampar o rombo do MMDC. Ainda não temos notícias de dona MARIA. Sua falta deixa a Sociedade quase parada. Visita-nos o veterano PAULINO. Recentemente ele sofreu uma operação de hérnia Está bem de saúde. Também fica sabendo da situação grave da Sociedade. Deixo o MMDC às 16 horas. Em casa, LUCINDA conta que o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA está colocando os azulejos na cozinha da futura casa da MARLENE.
Na manhã desta segunda-feira foi encontrado morto o PM JONES JOSÉ DE ASSIS VIROLEZI, do 26º BPMM, num terreno baldio da Avenida OCTÁVIO BRAGA DE MESQUITA, no MONTE CARMELO – GUARULHOS. Esta com um tiro no tórax.
O novo Comandante do CPA/M-7 – GUARULHOS, CORONEL PM JOÃO ROBERTO DA FONSECA, que foi promovido recentemente ao posto máximo depois de ter assumido por pouco mais de um ano o comando do 15º Batalhão de Polícia Militar, assume o Comando do CPA. O CORONEL PM MIGUEL PEIXOTO FRISENE, que estava comandando o CPA de GUARULHOS foi transferido para a cidade de MARÍLIA.  
  17 a. transf. reserva:- Cel. OLDECIR  FERNANDES DE OLIVEIRA e SILVA e Cel. RENALDO ALVES DA SILVA, em 30 de março de 1999. OLDECIR nasceu em 7 de maio de 1946. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 24 de fevereiro de 1966. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1970. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1970; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1975; Capitão – 25 de agosto de 1982; Major – 24 de maio de 1989; Tenente-Coronel – 25 de agosto de 1993. Foi promovido a CORONEL em março de 1996.  RENALDO ALVES DA SILVA, nosso tesoureiro e conselheiro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nasceu em 2 de setembro de 1947. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 9 de março de 1966. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de agosto de 1968. PROMOÇÕES: 2 º Tenente – 24 de maio de 1969; 1 º Tenente – 15 de dezembro de 1973; Capitão – 25 de janeiro de 1979; Major – 15 de dezembro de 1985; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1990. CORONEL em       . Tal como o OLDECIR foi transferido para a reserva em 30 de março de 1999.
  17 a. um júri, em PORTLAND, ESTADOS UNIDOS, ordena em 30 de março de 1999, que a empresa PHILIP MORRIS pague 81 milhões de dólares à família de um homem que morreu de câncer no pulmão após fumar cigarros MALBORO durante quatro décadas. Um mês antes, o mesmo fabricante foi condenado a pagar indenizações de 50 milhões de dólares por um tribunal da cidade de NOVA YORK.
  17 a. outras anotações em 30 de março de 1999, terça-feira: temperaturas altas, superiores a 30 graus, têm contemplado os últimos dias de março. No MMDS continua o boato do afastamento de ALZENIR. Ainda não houve esse pedido. Mas ele é aguardado a qualquer momento. Na tarde, o CORONEL EB Ref ATILIANO visita o MMDC. Traz a notícia de que o 2º Secretário da Assembléia Legislativa, Deputado PASCHOAL THOMEO, apresentou um projeto de lei propondo que a Pensão Especial concedida ao veterano de 1932 (e as viúvas) seja equiparada ao vencimento de 2º tenente da PM. Transmito isso ao senhor GERALDO FARIA MARCONDES e, depois, ao senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Converso, via fone, com os CORONÉIS PM GUIMARÃES e LEMES sobre a data da reunião do CONSELHO SUPREMO que irá escolher o novo Presidente da Diretoria Executiva para o triênio de 9 de julho de 1999 a 9 de julho de 2002. Eles irão conversar com o Comandante Geral. CORONEL CANAVÓ percebe que está chegando ao final a sua atribulada permanência como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, totalmente comprometida por causa de suas idéias arrevesadas de combate ao Presidente da República, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Não fala em reeleição.
O músico FÁBIO LUÍS SALGADO MARTINS, de 18 anos, irmão do cantor PAULO ALEXANDRE NOGUEIRA SALGADO, o SALGADINHO, do CONJUNTO KATINGUELÊ, foi seqüestrado ontem à noite. A SAVEIRO dele foi encontrada com o motor ligado, faróis acesos e portas abertas, na Rua BALTAZAR SOARES, CIDADE DUTRA, zona sul, a menos de cem metros de sua casa. Há quinze dias, a mãe de SALGADINHO, CATARINA, fugiu do cativeiro.
Nesta noite, DINEI marca os gols da vitória do CORINTHIANS, por 2 a 0, em LIMEIRA, contra o INTERNACIONAL, pelo Campeonato Paulista. 
  16 a. da prisão em FORTALEZA do Secretário de Finanças de  GUARULHOS e do vereador GILSON GABRIEL DA ROSA, de FRANCO DA ROCHA: ANTÔNIO AUGUSTINHO FERREIRA, em 30 de março de 2000.
  16 a. falecem: GENERAL ANTÔNIO CARLOS MURICY, aos 93 anos, e RUDOLF KIRCHSCHLAEGER, presidente da ÁUSTRIA, (entre os anos de 1974 a 1986), no dia 30 de março de 2000. 

ACONTECEU EM 30 DE MARÇO DE 2001 :-   SEXTA-FEIRA
O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32, GERALDO FARIA MARCONDES, telefonou-me pela manhã, profundamente irritado pela revelação feita ontem (dia 29) sobre uma verba recebida pela Secretaria das Comunicações, em julho de 2000, para gastar na Solenidade de 9 de Julho, 68o. Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. Ameaçador, inigmático, irritado, assim se comporta o senhor MARCONDES. Diz ele que irá tomar uma posição nas próximas 24 horas.
O CORONEL RENALDO ALVES DA SILVA demonstrou na reunião que sabia dessa contribuição do Governo para os festejos de 9 de julho. Disse ele que passou por "palhaço", devendo tomar uma decisão dentro de 24 horas. Não irá nesta manhã de 30 de março no COMANDO SUDESTE, quando se comemora o 37o. ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO.
A Sociedade Veteranos de 32- MMDC está representada nessa Solenidade pelo CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES.

No autódromo de INTERLAGOS começa a F1 com os treinos livres para o GP DO BRASIL. A McLAREN de DAVID COULTHARD fez o melhor tempo. JARNO TRULLI, da JORDAN, surpreende com o segundo lugar. O alemão MICHAEL SCHUMACHER fica em terceiro. JUAN PABLO MONTOYA é o quarto. MIKA HAKKINEN chega em quinto. RALF SCHUMACHER tem a sexta colocação. RUBENS BARRICHELLO fica apenas com a sétima colocação.

LUIZÃO, principal jogador do CORINTHIANS nessa temporada, teve sua venda anunciada por LUXEMBURGO. Especula-se que o novo clube de LUIZÃO será o BORÚSSIA DORTMUND, da ALEMANHA, que pagaria quinze milhões de dólares para contar com o goleador.

NEFI TALES, ex–prefeito de GUARULHOS, foi condenado a quatro anos de prisão em regime semi-aberto. Ele é acusado de violar a Lei de Licitações ao autorizar aumento de valor em contrato firmado em 1997 com a RESILAR EMPRESA DE SEGURANÇA. Também foram condenados o ex-secretário do Governo, HUMBERTO RAMALHO e o ex-consultor jurídico EDSON POLILO. 

EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, onde comandei o CPAI–8  em 1991, o investigador MARCO ANTÔNIO PIRES matou o padre ANTÔNIO LUÍS PAVANELLI, numa brincadeira de roleta-russa na piscina de um lugar conhecido como CLUBE 77. PIRES socorreu PAVANELLI, mas sem resultado. Desesperado, PIRES cometeu o suicídio.


EM MOGI DAS CRUZES, o vereador ALCIDES CELESTINO FILHO foi assassinado no escritório de sua farmácia, quando um encapuzado invadiu o local, com uma arma, já atirando. ALCIDES levou três tiros no rosto. O assassino fugiu a pé.

DIA DA TERRA E DA IRA, seis palestinos foram mortos quando saíram às ruas de JERUSALÉM, CISJORDÂNIA e GAZA, para nova jornada de protesto e mais um dia de extrema violência contra as tropas israelenses. DEZENAS DE MANIFESTANTES foram feridos.

MORREU NOS ESTADOS UNIDOS, aos 80 anos, o pianista e compositor JOHN LEWIS. Ele participou da banda de DIZZY GILLESPIE, nos anos 40, e foi um dos fundadores do MODERN JAZZ QUARTET, em 52.
Entre suas composições mais famosas estão "DJANGO", "LA RONDE", "ROUGE" e "SKATING ON CENTRAL PARK".

FALECEU O JOGADOR DE FUTEBOL JOSÉ LUCAS, o SERVÍLIO, aos 73 anos, de infarto, em São Paulo. SERVILIO foi titular da equipe do FLAMENGO durante a campanha do tricampeonato de 1953 a 1955. O apelido SERVÍLIO foi dado ao jogador por causa de sua semelhança na forma de andar com o velho SERVILIO, pai do centroavante SERVÍLIO, do PALMEIRAS. O meio-campista também jogou no BOTAFOGO, SÃO PAULO E SPORT RECIFE.

FALECEU O JORNALISTA E ADVOGADO ARY SILVA, diretor-responsável pelo semanário A GAZETA DA ZONA NORTE. Aos 83 anos, (faria 84 anos em 21 de junho de 2001). Trabalhou nas rádios Bandeirantes, Difusora TUPI e Globo Excelsior. Desportista, foi membro e presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol. Foi o fundador e primeiro presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do  Estado de São Paulo (1941). Na política, foi vereador de 1956 a 1966, líder do prefeito Prestes Maia. Membro da Ordem dos Velhos Jornalistas do Estado de São Paulo.

A televisão mostra cenas da queda de um avião nos ESTADOS UNIDOS, com destino à estação de esqui de ASPEN, no COLORADO. Foi na noite de ontem, matando seus 18 ocupantes (15 passageiros e 3 tripulantes). O avião pertencia a um produtor de cinema de HOLLYWOOD.

É anunciada a prisão de SLOBODAN MILOSEVIC, na IUGOSLÁVIA.

2 002  :   -     SÁBADO
Depois de uma batalha espetacular com o líder do MUNDIAL, MICHAEL SCHUMACHER, da FERRARI, e seu companheiro de equipe na WILLIAMS, RALF SCHUMACHER, o colombiano JUAN PABLO MONTOYA estabeleceu a POLE POSITION do 31º GP  do BRASIL, com a marca de 1 min 13 seg 114, novo recorde da pista. O alemão largará em segundo, enquanto RALF sairá em terceiro. O 4º no “grid” de largada é DAVID COULTHARD; 5º, KIMI RAIKKONEN; 6º, JARNO TRULLI; 7º JENSON BUTTON; 8º, RUBENS BARRICHELLO. O brasileiro FELIPE MASSA ficou com a 12ª colocação e ENRIQUE BERNOLDI com o 21º tempo.

TORNEIO RIO-SÃO PAULO: - FLUMINENSE 2 X AMERICANO 0; VASCO 1 X SANTOS 1; PALMEIRAS 3 X GUARANI 2; BANGU 1 X PONTE PRETA  .

O ex–senador JOSAPHAT RAMOS MARINHO morreu no começo da noite no Hospital SÃO RAFAEL, em SALVADOR, aos 86 anos, de edema agudo de pulmão. O enterro será amanhã, à tarde, no Cemitério do CAMPO SANTO.
O jurista e professor universitário  baiano, que passou pelo SENADO entre 1962 e 1970 e entre 1990 e 1998, era tido como um grande orador. No seu primeiro período como senador, JOSAPHAT se distinguiu pelos seus discursos solitários de crítica aos excessos do regime militar. Depois da edição do Ato Institucional nº 5, o AI-5, em 1968, ele, então no MDB, chegou a ser considerado o único político de oposição no Senado.
JOSAPHAT iniciou sua carreira política na UDN, elegendo-se deputado constituinte em 1947. Entre 1955 e 1959, foi novamente deputado estadual. De 1959 a 1962, foi Secretário do Interior e Justiça e da Fazenda da BAHIA, no governo de JURACY MAGALHÃES. Teve, em 61, curta passagem pela presidência do CONSELHO NACIONAL DO PETRÓLEO.
Em 62, deixou a UDN e chegou ao SENADO por uma coligação liderada pelo PL. Em 70, já no MDB, não conseguiu se reeleger. JOSAPHAT voltou à cena política em 1986, na disputa pelo governo da BAHIA, quando foi derrotado por WALDIR PIRES.  Em 90, elegeu-se senador pelo PFL, partido pelo qual foi reeleito em 1994.

Cinco pessoas morreram, por volta das 19 horas, durante uma festa em uma casa no JARDIM BELO, em CAMPINAS. Um grupo invadiu a casa e matou NELSON PAULINO ARAÚJO e os irmãos OSMAR PEREIRA, de 33 anos, e ANTÔNIO CÉSAR PEREIRA DA SILVA, de 35 anos. Os outros mortos ainda não foram reconhecidos.

O vereador petista ULISSES CORREIA, presidente da Câmara Municipal de GUARULHOS, quase matou três pessoas hoje à noite. Faltava pouco para chegar em sua casa, no JARDIM PRESIDENTE DUTRA, quando perdeu o controle do OPALA branco que dirigia. Dobrou uma estreita esquina “cantando” pneus, mas não conseguiu completar a curva. Estraçalhou uma bicicleta e espatifou-se contra uma carreta estacionada. Eram 20h30. CORREIA voltava do PARQUE ANTÁRTICA com seu amigo MANOEL SEVERINO SOUZA. O vereador, que comemorava a vitória do PALMEIRAS sobre o GUARANI, viu sua alegria acabar ainda dentro do carro. Muita gente que passava pelo local cercou o OPALA. Queriam linchar o motorista. Reconhecido como sendo o vereador ULISSES CORREIA, que tem essa região como uma de suas principais bases eleitorais, o parlamentar estava muito à vontade, de bermudão e chinelos.

Completamente isolado desde ontem pelo Exército israelense no segundo andar de um prédio do governo palestino em RAMALLAH, na CISJORDÂNIA, YASSER ARAFAT estava hoje em pior situação. Sem alimentos e sem água (cortada pelos israelenses, com a eletricidade e as linhas telefônicas), o líder palestino ficou também sem poder usar seu telefone celular, o único meio de que dispunha para falar com o exterior e dar entrevistas a veículos de comunicação.  Antes que se esgotassem as baterias do celular, porém, ele voltou a pedir ajuda aos países árabes, a dizer que ISRAEL quer matá-lo. ARAFAT deu as últimas entrevistas pelo celular à luz de uma vela, mantendo sempre à mão sua pistola e uma metralhadora.

No terceiro ataque em 72 horas, um terrorista suicida palestino se explodiu num café do centro de TEL–AVIV. Só ele morreu, mas 29 pessoas foram feridas – seis delas gravemente.

A RAINHA–MÃE ELIZABETH ÂNGELA MARGUERITE BOWES-LYON, que ganhou a lealdade e a admiração dos britânicos durante a 2ª GUERRA MUNDIAL ao ficar ao lado do rei  GEORGE VI, morreu aos 101 anos. “A RAINHA–MÃE” morreu em paz, quando dormia, às 15h15 (horário local) nos aposentos reais de WINDSOR”, anunciou o PALÁCIO DE BUCKINGHAM. A rainha ELIZABETH II estava ao seu lado. O porta-voz explicou que a rainha–mãe ficou muito fragilizada nas últimas semanas por causa de uma infecção no peito adquirida durante o NATAL. A morte da rainha–mãe ocorreu a menos de dois meses da morte de sua filha caçula, a princesa MARGARET, em 9 de fevereiro, aos 71 anos.
    
FALECEU a pianista YARA BERNETTE, americana radicada no BRASIL desde a infância. No decorrer de seis décadas de carreira, ela percorreu quase quarenta países e apresentou-se com algumas das mais importantes orquestras do mundo, como as filarmônicas de BERLIM,  NOVA  YORK  e  VIENA.  Em 1972, foi convidada a dar aulas na Escola Superior de Música de Hamburgo. Morreu aos 82 anos, de infarto do miocárdio, em SÃO PAULO.

2 003   :   -    DOMINGO
Mais uma viagem até POÁ. Faço-a, lendo as revistas ISTO É e ÉPOCA, principalmente nas extensas reportagens sobre a GUERRA DO GOLFO, durante o “passeio” de ônibus até a estação metrô TUCURUVI e, dali, até chegar em POÁ. Chego a conclusão que os EUA não esperavam que o IRAQUE fosse interferir na guerra com tanto nacionalismo, a ponto de acontecerem ataques suicidas e guerrilhas nas cidades que se pensava estar sob o poder das tropas anglo-americanas. Desse jeito a guerra será longa e sanguinolenta. Ao entrarem em BAGDÁ, haverá resistência tenaz por parte da QUARDA REPUBLICANA de SADDAM HUSSEIN e da população que não admite que os EUA tornem o IRAQUE uma colônia americana.
Um cantor de violão, a troco de moedas, anima a viagem no trem espanhol. Algumas pessoas pedem esmolas escancaradamente nos trens, fazendo disso um meio lucrativo. As discussões sobre guerra, política de LULA, assassinatos do crime organizado, também são alvos de comentários, às vezes acirrados.
Chego na casa da minha mãe por volta das 12:30 horas. Aos 94 anos, mostrando tenacidade e força para viver, ela cuida do almoço. Queixa-se da fraqueza nas pernas, mas tem confiança que isso irá melhorar com os remédios que meu irmão CARLOS prometeu lhe trazer na semana que vem. Tomara que isso aconteça, porque dá dó vê-la se arrastando pela casa. Também faz suas reclamações contra a tia IRENE. Sua irmã não tem mais lhe visitado . Ela acredita que a inimizade na família é porque o CARLOS não permitiu que RITA REGINA, nossa prima, se apropriasse da casa da falecida tia LOURDES, como era desejo de tia IRENE e da RITA. Enfim, as questões de terras da família FONSECA sempre foram alvo de muita discussão e brigas entre os parentes. Converso com meu primo RENATO VENTURA, minha filha MARIZETE e meu genro ADALVO. O RENATO leva-me até a estação de POÁ por volta das 16:15 horas. O trem chega quase às 17 horas. Retorno para GUARULHOS.
DONA ESMERALDA recebe visitas: seu filho JOSÉ, DORA e KELLEN CRISTINA. A KELLEN usou documentos de meu arquivo sobre a GUERRA NO GOLFO para fazer um trabalho de GEOGRAFIA. Agora, pede para que eu faça, no computador, a capa desse trabalho.

O tenista ANDRÉ AGASSI, dos EUA, ganhou pela sexta vez o MASTERS SERIES DE MIAMI ao vencer o espanhol CARLOS MOYÁ. Foi o seu terceiro título no ano. Foi o 57º título de AGASSI e o sexto em MIAMI – ganhou em 1990, 1995, 1996, 2001 e 2002.
COMEÇOU O CAMPEONATO BRASILEIRO, que irá até novembro. Os resultados deste domingo: SANTOS 2 x PARANÁ 2; JUVENTUDE 2 x SÃO PAULO 2;  CRUZEIRO  2  x  SÃO  CAETANO  2;  INTER  1 x  PONTE PRETA 1; CORINTHIANS 0 x ATLÉTICO MINEIRO 3; CRICIÚMA 2 x FLUMINENSE 0; GOIÁS 2 x PAYSANDU 2; FLAMENGO 1 x CORITIBA 1; VITÓRIA 1 x FIGUEIRENSE 1 e FORTALEZA 0 x BAHIA 0.

Com 59% dos votos, a paulista VIVIANE foi eliminada hoje no penúltimo “paredão” do programa BIG BROTHER BRASIL 3. Assim, a baiana ELANE enfrentará o goiano DHOMINI na grande final. Quem vencer o último confronto leva o prêmio de quinhentos mil reais. DHOMINI é considerado um dos grandes favoritos. Ele venceu três adversários no “paredão”, sendo o último contra a namorada SABRINA.

O aposentado AMADOR CORTELLINI, de 68 anos, foi preso hoje à tarde, depois de matar com um tiro no peito o filho RODRIGO ANDRÉ CORTELLINI, de 26 anos, dentro do apartamento onde moravam, na ÁGUA FRIA, zona norte de SÃO PAULO. CORTELLINI disse à polícia que as discussões com o filho, que trabalhava como digitador, eram constantes desde que ele começou a usar drogas, há mais de sete anos.

Organizado pelo comitê de luta contra a guerra e promovido pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES, o ATO PELA PAZ, realizado hoje na PRAÇA DA PAZ, no PARQUE DO IBIRAPUERA, contou com a participação da prefeita MARTA SUPLICY, do ministro da CULTURA, GILBERTO GIL, do presidente nacional do partido, JOSÉ GENOINO, do ministro da JUSTIÇA, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, do ministro da SEGURANÇA ALIMENTAR E COMBATE À FOME, JOSÉ GRAZIANO e do deputado JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI, entre outros políticos. A manifestação também recebeu atores como MARIA FERNANDA CÂNDIDO, CÁSSIO SCAPIN, IARA JAMRA, ELIANA GUTMAN e CELSO FRATESCHI, os músicos CHICO CÉSAR, SUPLA e JOÃO SUPLICY, além de sindicalistas e militantes do PC do B, PL, PSB, PPS, PMDB e PDT.

O ministro das Relações Exteriores, CELSO AMORIM, levou ao PAPA JOÃO PAULO II uma carta do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Na mensagem, LULA ressalta a importância do pontífice em um contexto de crise e, sobretudo, com relação à GUERRA NO IRAQUE.

NASCEU neste domingo JOÃO, primeiro filho dos atores PAULO BETTI e MARIA RIBEIRO na Clínica SÃO JOSÉ, no RIO.

FALECEU a arquiteta GISELA MAGALHÃES, uma das auxiliares de OSCAR NIEMEYER nos projetos de construção de BRASÍLIA. GISELA planejou o desenvolvimento dos municípios ao redor da capital federal. Ultimamente, trabalhava na curadoria de grandes exposições. Sofria de problemas cardíacos, aos 72 anos, em NITERÓI, RIO DE JANEIRO.

FALECEU o ator MICHAEL JETER, que fazia um dos personagens da versão americana do seriado VILA SÉSAMO. JETER, que atuou em cerca de cinqüenta filmes, era portador do vírus HIV. Aos 50 anos, em LOS ANGELES.

Após a conquista do título no MASTERS SERIES DE MIAMI, o tenista americano ANDRE AGASSI abriu vantagem na liderança do ranking da CORRIDA DOS CAMPEÕES, contabilizando 336 pontos contra 233 do alemão RAINER SCHUETTLER, segundo colocado. GUSTAVO KUERTEN se manteve em sexto, com  150 pontos.

O repórter PETER ARNETT foi demitido pela rede americana NBC, depois de dizer à tevê iraquiana que o plano de guerra dos EUA contra SADDAM HUSSEIN tinha fracassado. No mesmo dia, a revista NATIONAL GEOGRAPHIC também encerrou contrato com o jornalista americano.

BAGDÁ sofreu um dos mais pesados bombardeios aéreos desde o início da guerra. Mísseis e bombas explodiram no centro da cidade, no subúrbio do leste e sul. Foi atingido o bairro residencial de AL KARRADA e houve mortos e feridos. Em um prédio do bairro funcionava um serviço de inteligência iraquiano. Um grande incêndio irrompeu na cidade no meio dos bombardeios, não se sabendo se foi causado pelas explosões ou por soldados iraquianos que cavam fossos e os enchem de petróleo, ateando-lhes fogo para dificultar os bombardeios. Em BASRA, combates continuam intensos em torno da cidade. O IRAQUE afirmou ter derrubado dois helicópteros americanos. Forças americanas cercaram NAJAF e travam combates na periferia da cidade com tropas do Exército e milícias iraquianas. Marines mantêm fortes combates com forças iraquianas em NASSIRIYAH. Aviões aliados intensificaram os bombardeios a leste de MOSUL. Também em KIRKUK a aviação aliada voltou a atacar fortemente a cidade.

ASSISTO na GLOBO, MORTE SÚBITA. Filme de 1995, dirigido por PETER HYAMS, com JEAN CLAUDE VAN DAMME, POWERS BOOTHE e WHITTNI WRIGHT. Terroristas invadem um estádio de hóquei, onde milhares de pessoas comparecem para assistir a decisão do campeonato, inclusive o vice-presidente dos EUA, que é feito refém. Os terroristas querem, através de ameaças de explodir o estádio e matar o vice-presidente, que uma alta soma de dinheiro seja transferida para bancos situados em ilhas fiscais. Surge então a figura de um bombeiro que, alucinado pelo rapto de sua filha, parte para a pancadaria. Aos poucos, ele vai desarmando as bombas colocadas em locais vitais do estádio, enquanto a partida vai transcorrendo e as ameaças dos bandidos vão se tornando cada vez mais acirradas, inclusive com assassinatos de reféns. É um filme de muita ação e que merece ser assistido apesar de passar tarde da noite.

2 004    :   -      TERÇA-FEIRA
Com temperatura de vinte graus, vou para o centro de SÃO PAULO, já um pouco tarde. Mesmo assim participo de uma reunião com os oficiais da entidade que presido, ainda se discutindo a situação dramática dos policiais militares que estão estressados, viciados em drogas e, o que é pior, metidos com a corrupção. Os parcos vencimentos são quase que a causa de 80% das ocorrências desses tipos. No entanto, os crimes cometidos pelo PM que matou quatro pessoas, recentemente, precisam ser analisados sob um outro prisma: o da loucura. Será que o serviço policial militar pode acarretar desvios mentais desse porte ?
A grande preocupação desta terça-feira limita-se ao depoimento que deverei dar no 36º Distrito Policial –VILA MARIANA. Trata-se do Boletim de Ocorrência número 735/04, registrado no dia 30 de janeiro de 2004, quando CARVALHOSA tentou me agredir no interior do Monumento-Mausoléu. O Cel MENDES, apesar de estar passando maus bocados com a operação de dona OÇAINE (realizada no último dia 26), sendo que sua esposa ainda permanece internada na CRUZ AZUL, se dispôs a me levar até à delegacia nesta tarde. Assim é que aguardo sua chegada na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Pouca coisa podemos fazer no breve período que permaneço na Sociedade. Assinamos pedido de pesquisa às prefeituras de BARRETOS e JABOTICABAL, solicitando informações sobre o ex-combatente de 32, ALCIDES BRANDÃO. O Sr ORESTES, também veterano da Revolução, quer falar comigo, mas não tenho tempo para atendê-lo. O assunto dele é sempre o mesmo, a PENSÃO ESPECIAL que continua sem alteração. O Sr. MARCONDES telefona e quer também falar com o Cel MENDES. Nesse instante ele chega e conversa com o presidente licenciado. O Sr. MARCONDES, embora afastado, está preocupado com o meu depoimento. Meu companheiro de bancos escolares, que está acompanhando de perto essa ocorrência provocada por CARVALHOSA, leva-me de carro até o 36º Distrito, onde o escrivão que está encarregado de me ouvir é maçom e amigo dele. Na delegacia, depois do MENDES conversar com o escrivão, explicando muita coisa sobre o MMDC e sobre o episódio de 30 de janeiro, presto as declarações sobre o caso. Chega também o advogado TIAGO, da CARNIDE, que foi colocado à nossa disposição pelo Dr. ERIBERTO. O MENDES também explica ao escrivão a situação das ameaças de CARVALHOSA em torno de uma passeata para 23 de maio, sendo interessante que isso fique também registrado em um boletim de ocorrência a ser elaborado em época oportuna. Nessa delegacia há um inquérito policial em andamento, provocado por CARVALHOSA, que se julgou impedido de entrar no Monumento-Mausoléu e, com isso, molestado em seus direitos de neto do escultor GALILEO EMENDÁBILI.
Deixando a delegacia, o MENDES retorna ao hospital da CRUZ AZUL, para ficar junto de dona OÇAINE e eu fico na estação SÃO JOAQUIM, retornando a GUARULHOS.
Mas as coisas vão se complicar mais tarde, ou seja, lá pelas 19 horas, quando recebo um novo telefonema do Sr. MARCONDES. Ele está apavorado com a atitude do general BUENO, melindrado porque o MENDES manteve um contato com a FARAH SERVICE e pediu a colaboração quanto ao restauro dos capacetes que estão se enferrujando no interior do Monumento-Mausoléu e quanto ao cinerário. Como o general é o coordenador da Sociedade junto à FARAH SERVICE, ele acha que o MENDES deveria conversar com ele e não se dirigir diretamente à firma. Ameaça ele, general, de pedir demissão da Sociedade e abandonar o restauro, retirando também os advogados que estão cuidando de nossa defesa. É uma situação muito esquisita e que merece ser esclarecida com uma reunião entre o general BUENO e o próprio MENDES. Está havendo uma interpretação bem diferente da realidade e somente uma conversa entre as partes é que tudo poderá ser resolvido. O MMDC só tem dado dores de cabeça. Não ganhamos nada para ser útil à Sociedade e surgem, vez por outra, atitudes de pessoas, que estão ligadas a nós, mas que invertem as verdades das coisas. Agora é o general BUENO que se implica com uma atitude legítima do presidente em exercício. Assim não dá para trabalhar. O general BUENO quer agir em faixa própria, fazendo sempre mistério dos processos em andamento e agora provoca uma situação inusitada e perigosa. Seu índice de rejeição é de quase cem por cento no CONSELHO SUPREMO. Evitamos até que ele comparecesse na última reunião, onde a facção contrária à Diretoria Executiva já estava armada para investir contra ele.

O humorista RONALD GOLIAS, que trabalha no SBT, foi submetido hoje pela manhã, em SÃO PAULO, a uma cirurgia para a colocação de um marca-passo no coração. O comediante está internado no hospital SÍRIO LIBANÊS desde o último domingo, dia 28, com um quadro de arritmia cardíaca. GOLIAS passa bem e deverá receber alta até o fim da semana. RONALD GOLIAS ficou famoso por interpretar, nos anos 60, o personagem BRONCO no humorístico “FAMÍLIA TRAPO”, na TV RECORD. Também atuou nos programas “BRONCO TOTAL”, na TV BANDEIRANTES, e na “ESCOLINHA DO GOLIAS”, do SBT. Atualmente, ele faz parte do humorístico “A PRAÇA É NOSSA”, também no SBT, no qual interpreta o personagem PROFETA. GOLIAS só voltará a participar do programa quando obtiver permissão médica para trabalhar.

A Ouvidoria da Polícia vai pedir ao Ministério Público o desarquivamento de pelo menos um dos quatro inquéritos onde o PM MARCELO GOMES DA SILVA, de 27 anos, é acusado de participação em homicídios com indícios de execução. Aparentando problemas psiquiátricos, SILVA, no sábado passado, dia 27, matou quatro pessoas, feriu outras três e, em confronto com a PM, foi morto. O soldado estava sendo acusado de envolvimento em outras seis mortes, além dos crimes cometidos no sábado, segundo a Ouvidoria. O caso que pode ser desarquivado refere-se às mortes de SANDRO SOARES OLIVEIRA e ARNALDO TOMAZZINI MELO, em 2002. Eles morreram em suposto confronto com a equipe de SILVA, mas os corpos apresentavam indícios de execução. O PM também foi investigado pela morte de GILENO OLIVEIRA SANTOS, de 20 anos, em 2000, em suposto confronto. Ele, SILVA, teria participado também das mortes de EZEQUIAS PEREIRA DE SOUZA e MARCO AURÉLIO DOMINGUES, em 2000, e de um desconhecido em 2003.

O universitário GIL GREGO RUGAI, de 20 anos, filho do empresário LUIZ CARLOS RUGAI, de 40, foi afastado pelo pai do departamento financeiro da produtora da família, a REFERÊNCIA FILMES, depois da descoberta de um desfalque de cem mil reais na conta bancária da empresa. O empresário e sua mulher, ALESSANDRA DE FÁTIMA TROITIÑO, de 33 anos, foram assassinados na noite do último domingo, dia 28, na mansão onde moravam, na rua ATIBAIA, 383, no PACAEMBU. A produtora funcionava no mesmo local. A descoberta do desfalque aconteceu há 22 dias. Cerca de dez dias depois, o empresário afastou GIL do departamento, mas o manteve na empresa. Mas a polícia ainda não sabe se o afastamento do cargo foi motivado pela descoberta do desfalque financeiro. No dia 23, pai e filho discutiram e o rapaz, que também morava na mansão, foi morar na casa da mãe. As investigações apuraram também que, na semana passada, RUGAI esteve com o gerente do banco no qual possuía conta e disse que queria ser avisado caso movimentações envolvendo grandes quantias de dinheiro fossem efetuadas, pois havia descoberto um desfalque na conta bancária da empresa. A polícia investiga se há relação entre a descoberta do desfalque e os assassinatos. Há suspeitas de que o crime tenha sido cometido por pessoas próximas às vítimas.

Em menos de duas horas quatro estações do METRÔ foram roubadas – três delas, pela mesma quadrilha, formada por cinco bandidos com idades entre 18 e 20 anos. Entre dinheiro e bilhetes, o bando levou 6 674 reais. O sistema de câmeras captou as imagens das ações, mas esse mesmo bando, segundo o Metrô, foi filmado em um assalto ocorrido no início do mês na zona leste. A quadrilha começou o arrastão na estação PARAÍSO. Eram 5 horas. Os bandidos dominaram dois agentes e ameaçaram o bilheteiro com uma arma. Fugiram com 475 reais. Os assaltantes fugiram de metrô. Às 5:35 horas, o mesmo bando, em ação semelhante, atacou seguranças e bilheteiro da estação SAÚDE. Os criminosos escaparam com 718 reais. Em seguida fugiram na composição em sentido contrário. Voltaram uma estação e roubaram a bilheteria da PRAÇA DA ÁRVORE. A investida, desta vez, rendeu bem mais à quadrilha: 2 623 reais. Eram 5:45 horas. Todas as estações roubadas ficam na zona sul. Uma quarta estação –GUILHERMINA/VILA ESPERANÇA- foi roubada às 6:59 horas, na zona leste. Apenas um assaltante agiu e, provavelmente, não seria integrante do bando. O marginal levou 2 858 reais.

O PSDB deve escolher em abril o seu candidato à Prefeitura de SÃO PAULO. Esta semana, as pressões para que o presidente do partido, JOSÉ SERRA, aceite o posto aumentaram. Na segunda-feira, o governador GERALDO ALCKMIN defendeu abertamente pela primeira vez a candidatura. A indicação oficial dos candidatos será junho. Mas, diferente do PSDB, vários partidos já lançaram seus nomes. É o caso do PT, que quer ver a reeleição de MARTA SUPLICY; do PSB, que lançou como pré-candidata a deputada federal LUIZA ERUNDINA; e do PDT, que pretende ver o presidente da FORÇA SINDICAL, PAULO PEREIRA DA SILVA, o PEDRINHO, nos palanques. No PSDB, porém, há quatro pré-candidatos, além de SERRA. No partido, há consenso de que, se SERRA aceitar o posto, a disputa interna acabará já em abril.

MANTIDA a condenação do empresário CARLOS GUILHERME LIMA, pai de CARLOS GUILHERME DE ABREU LIMA, que, em 1998, dirigia alcoolizado e em alta velocidade a lancha que decepou a perna do iatista LARS GRAEL. LIMA terá de pagar cerca de dois milhões de reais ao atleta por danos emergenciais, mais pensão vitalícia de sete mil reais e indenização por dano moral de quinhentos mil reais.

INTERNADO o ministro das COMUNICAÇÕES, EUNÍCIO OLIVEIRA, submetido a uma cirurgia para tratar de uma infecção generalizada adquirida após uma operação de cálculo renal, em BRASÍLIA.

Um atentado no Congresso boliviano, em LA PAZ, matou três pessoas nesta segunda-feira. Um minerador aposentado, identificado como EUSTÁQUIO PICHACUI, detonou uma bomba de dinamite que trazia presa ao corpo. PICHACUI, que está entre os mortos, exigia a devolução de todas as suas contribuições, feitas ao longo dos anos, para sua aposentadoria. Os outros dois mortos são os coronéis da polícia WÁGNER FLORES e HERNÁN GARCÍA, que tentavam dissuadir PICHACUI a não detonar o explosivo. Várias pessoas ficaram feridas.

APROVADA pelo Senado americano a indicação do embaixador JOHN DANILOVICH para a representação dos EUA no BRASIL. DANILOVICH deverá assumir a função em julho. Em WASHINGTON.

O TEMOR de um atentado terrorista atingiu hoje, em cheio, a GRÃ-BRETANHA, principal aliada dos EUA. Na maior operação policial realizada no País desde os ataques de 11 de setembro, agentes prenderam oito homens e encontraram mais de meia tonelada de um produto químico à base de nitrato de amônia, matéria-prima de bombas usadas em grandes ataques. São explosivos semelhantes aos que foram usados nos atentados que mataram 202 pessoas em BALI, na INDONÉSIA, em 2002. A operação aconteceu durante a madrugada, em LONDRES e outras cidades do sudeste da INGLATERRA, e teve 24 frentes coordenadas, reunindo 700 agentes de cinco unidades policiais e serviços de segurança.

A ARGENTINA assumiu provisoriamente a liderança das Eliminatórias sul-americanas para a COPA DO MUNDO 2006. Os comandados de MARCELO BIELSA sofreram, mas conseguiram bater o EQUADOR por 1 a 0, nesta noite, em BUENOS AIRES. Agora, a seleção argentina tem onze pontos.  Em LA PAZ, o CHILE não deu bola para a tão temida altitude e venceu a BOLÍVIA por 2 a 0, no Estádio HERNANDES SILES. Com o triunfo, os chilenos foram para sete pontos, dividindo provisoriamente a quarta colocação com os uruguaios, que enfrentarão amanhã a VENEZUELA. Já os bolivianos continuam em penúltimo lugar, com três pontos, e correm o risco de despencar para a “lanterna”, uma vez que a COLÔMBIA joga contra o PERU, em LIMA.
 
A frentista SOLANGE foi eliminada hoje no penúltimo paredão do BIG BROTHER BRASIL 4. Ela perdeu da modelo JULIANA por 79% dos 13 milhões de votos dos espectadores. JU garantiu pelo menos o terceiro lugar do programa e permanece na Casa com CIDA e THIAGO. Um deles será eliminado no domingo, dia 4 de abril.

No capítulo de hoje de UM SÓ CORAÇÃO, ERNESTO se despede de seus filhos e parte para mais uma aventura anarquista, desta vez na ARGÉLIA. GUIOMAR dá conselhos para a menina rebelde e mimada ANTÔNIA, filha de MARIA LUÍZA, e a manda para a casa da mãe e de SAMIR. Este, vive o drama de ver sua mãe sendo consumida por uma moléstia incurável. MARIA LUIZA se desdobra nos cuidados com dona SAURA, que, esquecendo os rancores do passado, reconhece o valor da mulher de seu filho. JOÃO CÂNDIDO procura RITA, enfermeira em CAMPOS DO JORDÃO, e faz de tudo para reatar o namoro com a nissei. RODOLFO engravida uma das retirantes e nasce o filho desses encontros espúrios. CICCILO dá um valioso quadro de MONDIANI para YOLANDA, como presente de aniversário. Mas o ponto alto do capítulo de hoje é o retorno de DAVID. Observa, de longe, sua mulher LÍDIA, agora casada com FREDERICO. Surge defronte de seu pai, SAMUEL, e explica tudo sobre o milagre de não ter morrido no campo de concentração. Quer rever sua filha RAQUEL e sua mulher LÍDIA. SAMUEL o leva à presença delas.

ANA PAULA ARÓSIO e ÉDSON CELULARI gravaram na semana passada as cenas em que YOLANDA PENTEADO e CICCILO MATARAZZO festejam a criação, em 1984, do MUSEU DE ARTE MODERNA de SÃO PAULO, um dos tantos empreendimentos do casal em benefício da cultura. Dirigidas por CARLOS ARAÚJO, na CENTRAL GLOBO DE PRODUÇÃO, em JACAREPAGUÁ, no RIO, as cenas mostram a recepção na casa de YOLANDA (ANA PAULA ARÓSIO) e CICCILO (ÉDSON CELULARI) –já casados- brindando a inauguração com os amigos. O clima de festa, no entanto, não foi só de comemoração. Enquanto CICCILO conversa com CAMILA (GLÓRIA MENEZES) sobre SOLEDAD (DANIELA ESCOBAR), YOLANDA conhece CAIO (OMAR DOCENA), o filho de MARTIM (ERIK MARMO). O rapaz, de 16 anos, é apresentado à YOLANDA por seu sobrinho, ALFREDINHO (THIAGO OLIVEIRA). Ela fica, ao mesmo tempo, espantada e emocionada ao ouvir que CAIO é um PAES DE ALMEIDA, filho de seu grande amor na juventude. Embora sejam felizes no casamento moderno, CICCILO e YOLANDA não ficarão juntos até o fim. O que está previsto é que, com a morte de GILDA (PAUL HUNTER), YOLANDA reate com MARTIM e CICCILO cuide de SOLEDAD, que vive trancada em casa. O último capítulo de UM SÓ CORAÇÃO irá ao ar no dia 8 de abril. Na trama, CAIO, que tem 16 anos na história, se apaixona e se casa com ANTÔNIA (JULIANA LOHMANN), filha de MARIA LUIZA (LETÍCIA SABATELLA). “CAIO ganhou maturidade porque cuidava da mãe alcoólatra nos EUA. Ele é contido e nem chora quando a GILDA morre”, conta o ator, entusiasmado com sua estréia na TV.

2 005  :   -   QUARTA-FEIRA
A Academia de História Militar Terrestre do Brasil, o Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO e a Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar, têm a honra de convidar Vossa Excelência para a cerimônia de posse dos novos acadêmicos da AHMTB nas cadeiras especiais “GENERAL MIGUEL COSTA” e “GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO”, e entrega da Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre.
LOCAL: IHGSP, RUA BENJAMIN CONSTANT, N º 158, CENTRO, SP
DATA: 30 DE MARÇO DE 2005
HORA: 15:00 HORAS.

MARIA BETHÂNIA, BIBI FERREIRA, SÍLVIO TENDLER e o imortal LEDO IVO estão entre os premiados com o GOLFINHO DE OURO e o ESTÁCIO DE SÁ, concedidos pelo governo do Estado do RIO DE JANEIRO a profissionais de cultura. A entrega está marcada para às 19 horas, na SALA  CECÍLIA MEIRELES. BETHÂNIA promete cantar e o ator MILTON GONÇALVES vai recitar um texto de CECÍLIA MEIRELES.

Passo pela agência do BANESPA, no Corpo de Bombeiros. Nesse final de mês houve um descontrole financeiro em casa e preciso acertar as contas com um dinheiro que o ADALVO me manda de POÁ, proveniente do aluguel de um terreno que me pertence e que está alugado. Se não fosse isso, estaria no vermelho antes de terminar março.
Na Entidade que presido o VICTÓRIO foi dar aula de segurança na zona sul, em companhia dos membros de nossa Associação NILDO e DUE. Sou convidado a ir almoçar com CRISTIANO e RAFAEL no RESIDENCIAL TOWERS. Mas tudo é muito corrido nesta tarde, pois às quartas-feiras proporcionamos o “DIA DO ENCONTRO” na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL MENDES foi o primeiro a chegar e providenciou, às suas expensas, refrigerantes, salgadinhos, para acompanhar um café de confraternização. Estão presentes hoje: CORONEL EB R/R ARY CANAVÓ, CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI, ALDO STRUFFALDI (filho do GINO), LUIZ SÉRGIO CARRARO, Professor EGBERTO MAIA LUZ. Não se trata de reunião, mas sim de um encontro de amigos, onde discutimos os mais variados assuntos. Hoje, damos ênfase para os destinos do MMDC, em abril, quando teremos a Assembléia Geral Eleitoral. O GINO STRUFFALDI está aceitando a idéia de ser candidato a Presidente da Sociedade e já começa a articular a sua diretoria. É lógico que conta com o apoio do CORONEL MENDES e o meu. Pode ser que o atual presidente já até saiba do que estamos tratando, pois é seu hábito telefonar quando não comparece na Sociedade. Cai violenta pancada d´água nesta tarde. Um pouco antes das 16 horas, amainando a chuva, o Cel ARY CANAVÓ sai para ir à solenidade da ACADEMIA DE HISTÓRIA TERRESTRE BRASILEIRA, no INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO. Depois de trocar idéias com os conselheiros presentes acerca da candidatura do GINO, também vou ao IHGSP. A solenidade já começara. O CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, que ocupará a cadeira “GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO”, está discursando sobre a personalidade do antigo COMANDANTE DA FORÇA PÚBLICA, que faleceu tragicamente em 23 de julho de 1932, em pleno desenrolar da Revolução, com a carótida cortada numa demonstração de uma bombarda. O CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO é filho de um dos baluartes da Revolução, o CORONEL HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Vou sentar ao lado do CORONEL ARY CANAVÓ, FRANCISCO GIANNOCCARO e VIVIANO FERRANTINI. Depois, fala o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO sobre a figura ímpar do GENERAL MIGUEL COSTA e do 1º TENENTE HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS, que hoje é empossado na cadeira cujo patrono é o GENERAL MIGUEL COSTA. Por sua vez, o 1º TENENTE HÉLIO, um dos historiadores da nossa Corporação, discorre sobre MIGUEL COSTA e também faz rasgados elogios ao CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Na mesa de trabalhos estão: professora NELLY CANDEIAS, presidente do IHGSP; CORONEL PM Ref HERMES BITTENCOURT CRUZ, presidente da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP; CORONEL EB R/R CLÁUDIO BENTO, presidente da AHMTB, além de representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Entre as pessoas que estão assistindo a solenidade: CORONEL PM Ref ELISEU GUILHERME SALGADO ROCHA e sua esposa dona EDE, bem como irmãos e parentes, pois a sua família tem laços de sangue com o GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO (o CORONEL ROCHA é seu neto); CORONEL PM Ref AMÉRICO VÍCTOR SALVATO e sua esposa; professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM; CORONEL PM Res JOÃO BAPTISTA DOS SANTOS; MAJOR PM FÉLIX (Comandante Interino do REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “NOVE DE JULHO”), CORONEL PM Ref ÉDSON TENÓRIO DOS SANTOS e esposa, pais do 1º TENENTE PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS; e demais convidados, notando-se um número representativo da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. O CORONEL EB R/R CLÁUDIO BENTO, presidente da AHMTB, empossa o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES na cadeira “GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO” e o 1º TENENTE PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS na cadeira “GENERAL MIGUEL COSTA”. Faz uso da palavra e enaltece as personalidades dos dois generais, bem como dos oficiais que estão sendo empossados hoje. Essa solenidade é demorada. Encerrada, cumprimento os homenageados, meus companheiros de Escola de Oficiais (ROCHA e AMÉRICO) e seus parentes; professora NELLY CANDEIAS e muitas outras pessoas presentes. O CORONEL CRUZ fala sobre a Assembléia Geral da AORRPM, marcada para 14 de abril, mas não entra no mérito do porquê dessa Assembléia. Convida-me para presidi-la. Também voltamos às conversas sobre o TÚNEL NOVE DE JULHO, principalmente porque amanhã haverá uma reunião na TRATORIA DA CONCHETA para estudar esse momentoso assunto.
Deixando o IHGSP, vou sofrer um bocado com as conduções. No ônibus que embarco para GUARULHOS, totalmente lotado, viajo de pé. Chego cansado em casa. LUCINDA já está preocupada com a minha demora.

Nos últimos dez dias, 85 prédios públicos da Capital ficaram sem luz. O corte de energia atingiu 12 das 31 subprefeituras, principais unidades de administração da cidade. Serviços essenciais foram afetados, como uma Unidade Básica de Saúde e três escolas na zona leste. A Prefeitura acusa a ELETROPAULO de agir com interesses políticos, pois os atrasos começaram no fim do ano passado, quando a cidade era administrada pelo PT. A empresa alega que os atrasos somam cem milhões de reais e admite que agiu sob pressão de acionistas. A Justiça determinou, ontem, o restabelecimento da energia nos edifícios municipais. O serviço só foi feito hoje.

O cantor MARCELO PIRES VIEIRA, o “BELO”, foi transferido na noite de ontem para o presídio ARY FRANCO, duas semanas depois de trocar socos com presos no presídio EVARISTO DE MORAES, no GALPÃO DA QUINTA, no RIO. Na cela do pagodeiro, agentes penitenciários encontraram um telefone celular, um videogame, um aparelho de DVD e uma faca de churrasco. Os presos do GALPÃO DA QUINTA estavam insatisfeitos com a presença de “BELO” porque, além de desfrutar de regalias, ele fazia parte do grupo de traficantes da FAVELA DO JACAREZINHO, rival à façção que controla o presídio. O pagodeiro foi condenado a oito anos de prisão por tráfico de entorpecentes e associação com traficantes. Os presos também estavam revoltados com as visitas da mulher do cantor, a modelo VIVIANE ARAÚJO. Ela teria direito a estacionar o carro dentro do presídio e ainda ficava depois da hora de visita com o marido. Segundo parentes de presos, BELO não usava o uniforme que os detentos do sistema penitenciário são obrigados a vestir – uma camisa verde com o nome da unidade. Por causa das regalias, BELO foi isolado. Ele fez um churrasco para se integrar, mas os presos boicotaram. A Secretaria de Administração Penitenciária determinou a exoneração do diretor do presídio EVARISTO DE MORAES, LUIZ PAULO RODRIGUES.

O empresário RICARDO GONÇALVES ROCHA, o “ROCHINHA”, de 72 anos, foi assassinado com dois tiros por volta das 8:30 horas. Ele tinha acabado de deixar, de carro, a sua residência, no bairro do GONZAGUINHA, em SÃO VICENTE, quando uma moto com dois homens emparelhou com o seu SANTANA na rua CÂNDIDO RODRIGUES e o garupa, provavelmente, deu dois tiros. Um atingiu o peito e o segundo disparo a cabeça de ROCHINHA, que teve morte instantânea. Nada foi levado do empresário, que estava de relógio e pulseira de ouro. ROCHINHA era proprietário do JORNAL VICENTINO e pai do vereador ROBERTO ROCHA. ROCHINHA também foi vereador de SÃO VICENTE entre os anos de 1958 e 1966. Abalado com o crime, ROBERTO não quis comentar a morte do pai.

Acusado de assassinar e enterrar duas turistas no MARANHÃO, JOSÉ VICENTE MATIAS, de 39 anos, o “CORUMBÁ”, admitiu hoje que a israelense KATRYN RAKITOV, de 29 anos – desaparecida desde abril de 2004 após passar por SÃO PAULO e GOIÁS – também está morta. O policial RÓBSON FEITOSA, do Departamento de Proteção à Pessoa, da Polícia Civil de SÃO PAULO, que investiga o caso, embarcou hoje para ROSÁRIO, no MARANHÃO, e interrogaria o acusado na madrugada.

Cerca de 130 adolescentes da unidade 37 do Complexo RAPOSO TAVARES da FEBEM, na zona oeste de SÃO PAULO, se rebelaram no final da noite de ontem. O motim, que durou duas horas e meia, começou porque os internos foram impedidos de realizar uma fuga em massa. Três adolescentes e um segurança ficaram feridos. Os rebelados mantiveram sete funcionários reféns.

O complexo esportivo CONSTÂNCIO VAZ GUIMARÃES, que abriga o GINÁSIO DO IBIRAPUERA, na zona sul da Capital, foi interditado hoje por falta de segurança e condições de funcionamento. O fechamento foi determinado pelo juiz RÔMULO JUSTUS JÚNIOR, da 5ª Vara da Fazenda, que acolheu um pedido do Ministério Público. O conjunto esportivo pertence ao Governo Estadual. A Secretaria de Esportes do Estado não comentou hoje a decisão. Com essa interdição, o BRASIL poderá perder a chance de sediar uma das etapas da COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA, marcada para acontecer em SÃO PAULO, entre os próximos dias 8 e 10 de abril. A competição contará com algumas das principais ginastas do mundo, como a brasileira DAIANE DOS SANTOS, quinta colocada na prova de solo nos últimos Jogos Olímpicos da GRÉCIA, e os irmãos DIEGO e DANIELA HYPÓLITO, também brasileiros. O campeonato terá, ainda, atletas da CHINA, CANADÁ e dos ESTADOS UNIDOS. Fundado em 1957, o complexo possui uma piscina olímpica, tanques de salto e quatro piscinas de aprendizado, além do GINÁSIO DO IBIRAPUERA, que tem capacidade para abrigar onde mil pessoas. O espaço já sediou diversos torneios e campeonatos esportivos de expressão mundial e, atualmente, também é palco para eventos artísticos.
 
O relatório de contas do último ano do governo MARTA SUPLICY, entregue hoje pela gestão do prefeito JOSÉ SERRA ao Tribunal de Contas do Município indica que a ex-prefeita descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o documento, que revela a situação fiscal e financeira da Prefeitura no fim de 2004, MARTA deixou pelo menos 432 milhões de reais em despesas a pagar sem a respectiva quantia disponível em caixa. MARTA nega ter descumprido a LRF. SERRA não quis comenta o relatório feito por sua equipe. O TCM tem 90 dias para analisar o relatório, com cerca de mil páginas, e elaborar parecer que recomendará a aprovação ou rejeição das contas de 2004. Esse documento será enviado à Câmara, que é quem aprova ou não as contas. Até hoje, o TCM só rejeitou as contas de dois prefeitos: LUIZA ERUNDINA (nos três últimos anos) e CELSO PITTA (dois últimos anos). As contas dos três primeiros anos da prefeita tiveram parecer favorável do TCM e, votadas juntas no fim de 2004, foram aprovadas pela Câmara.
 
Desta vez não faltou vontade à seleção brasileira. Quando o time entra em campo com disposição, fica mais fácil.  BRASIL e URUGUAI empatam nesta noite em MONTEVIDÉU, no ESTÁDIO CENTENÁRIO, pelas Eliminatórias da COPA DO MUNDO. FORLAN marca o gol uruguaio aos 3 minutos do segundo tempo. ÉMERSON, aos 22, faz 1 a 1. Com o resultado, o BRASIL fica a quatro pontos da ARGENTINA, líder com 28 pontos. O BRASIL não conseguiu quebrar o tabu de 29 anos sem vencer o inimigo na sua casa.
BRASIL: DIDA; CAFU, LÚCIO, LUISÃO e ROBERTO CARLOS; ÉMERSON, ZÉ ROBERTO (RENATO), KAKÁ e RONALDINHO GAÚCHO; RICARDO OLIVEIRA (ROBINHO) e RONALDO.     

As obras da primeira fase da extensão da LINHA 2 do METRÔ (VERDE) começaram há um ano – 31 de março de 2004 – e têm prazo previsto para entrega para daqui a mais um ano – 31 de março de 2006. Estão na metade do tempo, mas adiantadas na construção: dos 2,9 km de túneis previstos na primeira etapa (da Estação ANA ROSA à estação IMIGRANTES), já foram escavados cerca de 1,5 km. O trecho terá três estações: a atual ANA ROSA, CHÁCARA KLABIN e IMIGRANTES. A segunda fase, com a extensão até a ESTAÇÃO IPIRANGA, deve ser concluída até o fim de 2006. Um ano depois da primeira rocha ter sido detonada no POÇO CARLOS PETIT, na rua VERGUEIRO, o METRÔ mantém hoje nove frentes de escavação de túneis diferentes. Cada uma delas avança 1,5 metro por dia e tem cerca de sete metros de diâmetro. Somadas, a linha ganha cerca de 12 metros diariamente. Até o fim desse semestre, o diretor de engenharia e construção do METRÔ, SÉRGIO SALVADORI, acredita ser possível liberar os trechos interditados da RUA VERGUEIRO, perto de onde ficará a futura ESTAÇÃO CHÁCARA KLABIN, graças a uma técnica de construção que vem sendo empregada ali. É um método conhecido como “invertido”. “Primeiro demarcamos a área em que ficará a estação com uma parede de concreto”, explica ele. “Depois construímos a laje, que será a “tampa” da estação. Quando isso for concluído, no caso da CHÁCARA KLABIN, tapamos o buraco e trabalhamos por baixo”. Segundo SALVADORI, isso possibilita o mínimo de intervenção possível no sistema viário e menos dores de cabeça à vizinhança. “As estações mais antigas foram feitas de outra maneira: se cavava o buraco e se fazia de baixo para cima”. O METRÔ tem estudos de demanda de uso na LINHA 2 que mostram que, com a inauguração das duas fases, até o fim de 2006, cerca de 90 mil novos passageiros deverão passar a usar o trecho diariamente. Hoje, a LINHA 2 transporta 280 mil passageiros por dia, entre as estações VILA MADALENA e ANA ROSA. O trecho em funcionamento tem 7 km de extensão.

A forte chuva que atingiu a capital de SÃO PAULO hoje à tarde abriu uma cratera capaz de comportar com folga uma camionete na praça ROTARY, esquina das Ruas MAJOR SERTÓRIO e DOUTOR VILA NOVA, na VILA BUARQUE. Antes da abertura da cratera, existia um buraco menor, coberto por uma chapa de ferro e protegida por três manilhas de concreto, uma das quais foi engolida pelo solapamento. Além desse estrago, a chuva provocou doze pontos de alagamento e causou o fechamento parcial dos túneis das avenidas REBOUÇAS e NOVE DE JULHO e do ANHANGABAÚ, à tarde. O temporal chegou depois de um dia de forte calor. Às 19 horas, havia 112 km de congestionamento.

O bispo dom MAURO MORELLI, 69 anos, anunciou nesta quarta-feira que está deixando o comando da diocese de DUQUE DE CAXIAS (onde esteve ao longo de 24 anos). Em sua carta de renúncia enviada ao PAPA JOÃO PAULO II, em maio de 2004, fruto de decisão amadurecida depois do grave acidente de carro que o deixou dez dias em coma, dom MAURO escreveu que não tem mais “ânimo, desejo e tempo” para seguir em sua missão de administrar a diocese. Ele quer se dedicar exclusivamente ao Conselho de Segurança Alimentar de MINAS GERAIS e de SÃO PAULO, do qual é presidente (integra também o Conselho Nacional para Alimentação). Alinhado com a ala progressista da Igreja, sobre o governo LULA, dom MAURO MORELLI declarou: “LULA pilota um aviãozinho que só tem lugar para 25% do povo brasileiro. O resto que se lixe”. Será substituído pelo atual bispo auxiliar de POUSO ALEGRE, em MINAS GERAIS, dom JOSÉ FRANCISCO DIAS.

O ator LUIZ CARLOS TOURINHO, de 40 anos, foi internado no CTI do Hospital das Clínicas de NITERÓI, com hemorragia cerebral. Ele procurou ajuda após sentir fortes dores de cabeça. O ator integra o elenco do seriado “SOB NOVA DIREÇÃO”, da GLOBO.

REJEITADA pelo juiz federal MARCOS HÍDEO HAMASAKI, da 4ª Vara Federal de JOINVILLE, SANTA CATARINA, denúncia contra ANTÔNIO JOÃO RIBEIRO PRESTES e os administradores da Escola do TEATRO BOLSHOI, por peculato e formação de quadrilha. Para o juiz, “os crimes imputados aos réus não foram objeto de inquérito policial”. A Procuradoria da República vai recorrer. Em JOINVILLE.
 
Cinco semanas depois de fazer uma traqueostomia e receber uma cânula na garganta para ajudá-lo a respirar, o PAPA JOÃO PAULO II sofreu hoje mais um revés na sua debilitação: o VATICANO anunciou que ele, sem conseguir engolir, agora se alimenta por meio de um tubo inserido pelo nariz. A notícia arrefeceu a esperança de quem o viu aparecer hoje na janela do Palácio Apostólico de VATICANO para saudar a multidão na praça de SÃO PEDRO e ainda tinha expectativa de uma recuperação. O anúncio de que o Pontífice está se alimentando por um tubo nasogástrico foi feito pelo porta-voz do VATICANO, JOAQUÍN NAVARRO-VALLS, no primeiro boletim médico desde o dia 10 de março. Segundo a SANTA SÉ, o tubo ajudará a “melhorar sua ingestão calórica e promover uma recuperação eficiente de suas forças. E o boletim médico insistiu que “o SANTO PADRE continua a lenta e progressiva convalescença”. Um pouco antes do anúncio, JOÃO PAULO II falhara pela segunda vez em quatro dias em falar em público. O microfone posto diante dele numa janela do VATICANO foi rapidamente retirado quando nada mais que sons incomprensíveis saíram de sua boca. A sonda nasogástrica colocada no PAPA deverá ser retirada em, no máximo, dois meses. Após esse período, se o Pontífice continuar impedido de se alimentar normalmente, a sonda será introduzida diretamente no estômago.

Os pais da americana TERRI SCHIAVO, de 41 anos, que completou 13 dias sem a sonda que a alimentou nos últimos quinze anos, recorreram hoje mais uma vez à Suprema Corte dos EUA para mantê-la viva. No mesmo dia, o Tribunal Federal de Apelações de ATLANTA, que havia aceitado analisar mais uma apelação da família, decidiu não intervir no caso. O tempo de TERRI, sem a sonda desde o dia 18, está se esgotando. Segundo médicos que a acompanham, a respiração e os batimentos cardíacos estão irregulares – ela chegou a receber doses de morfina nos últimos dias. Hoje, o site CBSNEWS.COM pediu desculpas por ter publicado, por algumas horas, um rascunho do obituário de TERRI. Segundo o diretor da rede, MIKE SIMS, o texto foi colocado no site por engano.

O poeta norte-americano ROBERT CREELEY, um dos pioneiros da poesia minimalista, morreu hoje, aos 79 anos, em MARFA, TEXAS, após longa luta contra um câncer pulmonar. CREELEY publicou seu primeiro livro há 53 anos (LE FOU, 1952) e, embora definido como da geração “beat”, estabeleceu novo parâmetro para a poesia americana. Intimista, tratou de emoções turbulentas sem recorrer aos exageros dos “beats”, seguindo a máxima do “menos é mais”.

O comediante norte-americano MITCH HEDBERG morreu nesta quarta-feira após uma parada cardíaca em um hotel em NOVA JERSEY. A morte de MITCH foi alvo de especulações por causa de seu conhecido uso exagerado de drogas. Comediante versátil, ele atuou em especiais da COMEDY CENTRAL, em filmes como “QUASE FOMOS FAMOSOS” e na série “THAT 70´S SHOW”.

EXPOSTA pela primeira vez uma estátua de VÊNUS, sem cabeça, encontrada no norte de ISRAEL há dez anos. Em tamanho natural, é considerada talvez a mais importante descoberta relacionada ao período do domínio romano na região. A VÊNUS de mármore cor-de-rosa, que pesa meia tonelada, provavelmente foi esculpida no que é hoje a TURQUIA. Em ISRAEL.

ROUBADA a obra “CABEÇA DE MENINA”, do pintor impressionista francês PIERRE-AUGUSTE RENOIR. O quadro, avaliado em 200 mil euros, seria leiloado. O roubo aconteceu na casa de leilões TARJAN, em PARIS.

2 006   :  -   QUINTA-FEIRA
Em tempo recorde, o METRÔ inaugura hoje mais três quilômetros de trilhos que vão ligar a estação VILA MADALENA a IMIGRANTES, no IPIRANGA, pela LINHA 2-VERDE. Foram apenas dois anos desde que o governador GERALDO ALCKMIN deu início às obras ao acionar as máquinas de perfuração dos túneis na esquina da rua VERGUEIRO com CARLOS PETIT. E, hoje, a partir das 10 horas, o governador será um dos primeiros a embarcar na estação ANA ROSA rumo à IMIGRANTES. O trem que levará passageiros ilustres é o mesmo que beneficiará mais 40 mil usuários por dia quando a LINHA estiver em operação comercial. Com o novo trecho, a LINHA VERDE passará a atender 320 mil passageiros por dia. Por enquanto, o trem passará reto pela estação CHÁCARA KLABIN, que será entregue no dia 29 de abril. Quando os trilhos chegarem à estação ALTO DO IPIRANGA, que será inaugurada em novembro, mas 50 mil pessoas por dia poderão chegar em minutos a seus destinos, sem enfrentar lentidão nas ruas e poluição. A população poderá experimentar esse “desbravamento” gratuitamente até o dia 14 de abril, em viagens experimentais das 10 h às 15 h. A cada seis minutos, um trem partirá da ANA ROSA e chegará a IMIGRANTES e vice-versa. Serão cem viagens diárias. Quem embarcar na estação IMIGRANTES e quiser prosseguir viagem depois de ANA ROSA terá de passar o bloqueio e pagar. Depois do dia 15, a linha passa a operar comercialmente das 4:40 horas à zero hora.

Coisas estranhas aconteceram comigo nesta manhã, sendo que não falei nada com a família para não causar problemas. Às 3 horas, quando levantei, meu rosto estava inchado. Somente com o transcorrer das horas é que isso foi desaparecendo. Mas, ao pegar o lotação para ir para a estação ARMÊNIA, comecei a ter problemas com as vistas. Tudo embaralhava e isso demorou muito para voltar ao normal. Com isso, meus trabalhos no MMDS foram fracos e deixei o MÁRIO MARGARIDO assumir o meu lugar. AMÉRICO preferiu me acompanhar até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Quando passei hoje pela PRAÇA DA SÉ notei uma movimentação muito grande defronte a OAB/SP. O caseiro FRANCENILDO DOS SANTOS COSTA foi convidado pela OAB/SP para participar de uma audiência pública nesta manhã. Mas o evento, que pretendia ser um ato de desagravo a FRANCENILDO, serviu, em grande parte do tempo, para que o governo federal fosse atacado pela violação do sigilo do caseiro. Durante seu discurso, FRANCENILDO disse que “eles – o governo – estão sujando a bandeira do trabalhador” por causa das denúncias de corrupção e pela violação de seu sigilo bancário. O caseiro foi aplaudido de pé.   
Nesta tarde acontece a reunião preparatória da “CAMINHADA NOVE DE JULHO”, presidida pelo GINO STRUFFALDI e pelo ROBERTO GONÇALVES. Recebemos muita gente desconhecida, entre elas:  Do MMDC, estamos com o CORONEL MENDES, CORONEL RICARDO JACOB, advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. O movimento começa a ser sentido pelos diferentes órgãos que dele participarão. Medidas já serão tomadas e uma nova reunião foi marcada para o dia 27 de abril. ROBERTO GONÇALVES mostra-se atuante e já entrou em contato com muita gente.
ROMAGNOLI foi designado relator de um documento encaminhado a OAB pelo advogado da família CUTAIT. Essa defesa da causa do Movimento ‘TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE” é veemente por parte do ROMAGNOLI. Não há mais conciliação possível. A família quer que o nome perpetua no túnel e nós achamos que o túnel foi usurpado. Vamos continuar lutando para que a Justiça seja feita: a restituição original do nome do túnel NOVE DE JULHO.     
Nesta tarde o Ministério Público volta a dizer que quer vistoriar o Monumento-Mausoléu e marca comigo a data de 4 de abril, às 9 horas, para que isso aconteça. Entro em contato com o GENERAL BUENO. Ele não fica contente com essa nova investida do MP. Quer inclusive marcar uma reunião conosco para o dia 7 de abril, pois diz ter notícias para nos dar a respeito do restauro do Monumento-Mausoléu.
Somente depois das 17:30 horas é que vou deixar o MMDC, juntamente com ROMAGNOLI e JANAÍNA. Eles ficaram comigo a fim de acertar o documento final que o ROMAGNOLI irá entregar ao presidente da Comissão do Resgate da Memória da OAB/SP, doutor TROMBETTI.
Com isso, a dificuldade para retornar a GUARULHOS aumenta. O ônibus vem muito cheio. Como não estou bem de saúde nesta data, tudo fica mais complicado.
Encontro LUCINDA supervisionando a pintura da casa que compramos. Ela faz planos para que o CABO JOÃO GOMES leve sua parafernália musical para esse lugar. Hoje ele entrou em gozo de férias e praticamente está se afastando da vida profissional na PMESP. Há instrumentos musicais em quase todos os cômodos de nossa casa. LUCINDA quer uma limpeza nesse sentido.

Fracassou a tentativa do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA de conter a debandada de ministros. O prazo para que os candidatos às eleições deixem seus cargos termina amanhã e oito ministros vão sair. LULA queria manter o titular de Relações Institucionais, JAQUES WÁGNER, responsável pela articulação política, mas ele preferiu disputar o governo da BAHIA. No seu lugar entrará o ex-presidente do PT TARSO GENRO. LULA também tentou segurar o ministro da Integração Nacional, CIRO GOMES, mas ele vai concorrer a uma vaga na Câmara. WÁGNER e CIRO são atualmente dois dos políticos mais próximos de LULA. O vice-presidente JOSÉ ALENCAR deixa o Ministério da Defesa. Ele voltou a ser lembrado para repetir a dobradinha de 2002 e ser novamente vice na chapa de LULA. No PLANALTO, a informação era de que o GENERAL FRANCISCO ALBUQUERQUE – que deu uma carteirada para atrasar um vôo comercial – assumiria interinamente a DEFESA, pelo sistema de rodízio das Forças Armadas. Sairão também: SARAIVA FELIPE, da SAÚDE; MIGUEL ROSSETTO, do Desenvolvimento Agrário; AGNELO QUEIROZ, do Esporte e JOSÉ FRITSCH, da Pesca.

O ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, anunciou CARLOS KAWALL LEAL para a Secretaria do Tesouro Nacional e BERNARD APPY para a Secretaria Executiva. O objetivo foi acalmar o mercado e sinalizar que o comando da economia está estruturado. MANTEGA, no entanto, foi evasivo em relação à permanência de outros secretários, entre eles JORGE RACHID, da Receita. E garantiu que não será “gastador”.

Contratado pelo ex-ministro ANTÔNIO PALOCCI na última quarta-feira, dia 29, o advogado JOSÉ ROBERTO LEAL informou hoje à Polícia Federal que seu cliente não irá se apresentar para prestar depoimento amanhã, conforme previsto, por estar com problemas de saúde. LEAL defende PALOCCI na quebra do sigilo do caseiro FRANCENILDO.

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, RICARDO IZAR, determinou hoje o afastamento da deputada federal ÂNGELA GUADAGNIN do órgão. A decisão ocorreu depois que ela dançou no Plenário comemorando a absolvição de um deputado. Ela disse que vai lutar para ficar. Na semana que vem, deve ser aberto processo disciplinar contra a petista no próprio Conselho. Ela comemorou, há nove dias, a absolvição de seu colega de partido, JOÃO MAGNO, um dos acusados no escândalo de “mensalão”. Uma representação contra GUADAGNIN, formulada pelo PPS, foi apresentada hoje diretamente ao Conselho, o que é uma prerrogativa de partidos políticos. Já existe outra representação à Corregedoria da Câmara, uma instância preliminar, que pode não resultar em processo.

O time reserva do CORINTHIANS segue sem saber o que é vitória sob o comando do agora efetivado técnico ADEMAR BRAGA. Dois jogos, uma derrota e um empate, ambos com futebol medíocre. Hoje à noite, num PACAEMBU às moscas, cedeu a igualdade ao frágil GUARANI no último minuto: 2 a 2. O resultado apenas serviu para o time de CAMPINAS, agora com 18 pontos e fora da zona de rebaixamento. Ultrapassou a PORTUGUESA SANTISTA, que tem 17 pontos. Outro jogo: PONTE PRETA 1 x SÃO CAETANO 1.

Um navio levando 130 passageiros afundou hoje por volta das 21:45 horas locais (15:45 horas em BRASÍLIA) na costa do BAHREIN, no GOLFO PÉRSICO, quando fazia um cruzeiro noturno. Até o fim da madrugada no BAHREIN, 63 pessoas haviam sido resgatadas e 54 corpos recolhidos por várias embarcações. Organizadores do passeio disseram que 150 pessoas haviam se inscrito para o cruzeiro, mas apenas 130 viajaram. Além da Guarda Costeira do BAHREIN, participavam da operação de resgate helicópteros, um navio e mergulhadores dos EUA, que mantêm bases na região do GOLFO PÉRSICO. O navio naufragou a menos de dois quilômetros da costa e as autoridades disseram não ter indícios da causa do acidente. Mas afastaram a hipótese de que tenha sido uma ação terrorista.

Um carro explodiu hoje à noite perto de um posto de gasolina na entrada da colônia judaica de KEDUMIN, na CISJORDÂNIA, matando três israelenses (duas mulheres e um homem) e um palestino. A polícia suspeita que os israelenses, não identificados, deram carona para o extremista suicida vestido como se fosse um judeu ortodoxo, que detonou os explosivos. Pouco depois, as Brigadas dos Mártires de AL-AQSA assumiram a autoria do ataque e identificaram o terrorista como  MAHMUD MASHARKA, de 24 anos.

Depois de quase três meses em poder de seqüestradores, a jornalista americana JILL CARROLL, de 28 anos, foi libertada hoje em BAGDÁ, perto da sede do Partido Islâmico Iraquiano, da comunidade sunita. Ela tinha uma carta dos seqüestradores pedindo ao partido que a ajudasse. CARROLL, repórter do jornal CHRISTIAN SCIENCE MONITOR, foi capturada por um grupo de insurgentes sunitas, que matou seu intérprete iraquiano. Autoridades americanas e iraquianas, bem como líderes da comunidade sunita, negaram ter negociado a libertação de CARROLL com os extremistas. Na realidade os militares americanos cumpriram em parte, semanas atrás, a exigência de libertação das mulheres iraquianas presas por envolvimento com a insurgência. Cinco foram soltas (um número igual continua na prisão).

A nave russa SOYUZ TMA-8 chega na madrugada à Estação Espacial Internacional (ISS) com sua nova tripulação, mais o astronauta brasileiro MARCOS CÉSAR PONTES. Eles saíram da base russa no CASAQUISTÃO às 23:30 horas de quarta-feira (horário de BRASÍLIA). A acoplagem no módulo ZARYA está marcada para 1:19 hora do sábado, dia 1 º de abril. A manobra é totalmente automática e seguida pelos técnicos no Centro Russo de Controle da Missão, localizado perto de MOSCOU.      

2 007    :     -    SEXTA-FEIRA
O Comandante Militar do Sudeste sentir-se-á honrado com a presença de V.Exª/ V.Sª e família na solenidade comemorativa do 43º aniversário da Revolução Democrática de 31 de março de 1964.
Local: Quartel-General do Ibirapuera – Av Sgt Mário Kozel Filho, 222
Data: 30 de março de 2007 (sexta-feira)
Hora: 10:30 horas

Gen Ex LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO
Comandante Militar do Sudeste

Para comparecer ao evento marcado no COMANDO SUDESTE, aguardo o CORONEL PM Ref MENDES, por volta das 9:30 horas. Chegamos cedo no quartel. Vamos encontrando uma série de amigos: CORONEL ARY CANAVÓ, ÂNGELA BARCELLOS, WALLACE GUIRELLI, JABUR, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL PM Res JOÃO BAPTISTA, CORONEL PM Ref RAUL DA LUZ, TENENTE-CORONEL PM FALCÃO (Comandante do 2º BPE), TENENTE-CORONEL TRATZ (Comandante do CPOR/SP), MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM.
 Está no Comando Interino do Exército SUDESTE, o GENERAL DE DIVISÃO VAZ DE LIMA. Nosso presidente, GINO STRUFFALDI, faz-se acompanhar de seu filho ALDO STRUFFALDI. Vem de capacete, ostentando as medalhas que ele ganhou, sendo uma figura carismática nessas festas militares. Tornou-se muito conhecido.
A solenidade tem um caráter íntimo. Não vemos políticos, nem representantes dos três poderes, nem oficiais da ativa da Polícia Militar. Isso é notado. Mas a ORDEM DO DIA do Comandante é eloqüente e traz à tona o que realmente aconteceu nos idos de 1964.
É prestada uma homenagem à senhora ANA CHRISTINA LOUZADA, viúva do médico CARLOS GUIMARÃES LOUZADA, que muito colaborou com o exército na época da revolução de 1964.
A solenidade não demora. Temos um coquetel em seguida e isso é motivo para conversarmos com os amigos. O presidente da SOAMI-CPOR/SP convida-nos para um evento no CPOR/SP na próxima terça-feira, dia 4 de abril.
Deixando o COMANDO SUDESTE, o MENDES deixa-me na Rua TABATINGUERA. Apesar de comparecer no MMDS, deixo a cargo do CARBAIA a direção dos trabalhos, pois estou cansado. Mesmo assim, falo sobre o que achei da solenidade militar comemorativa dos 43 anos da Revolução de 1964.
Nesta tarde de temperatura superior a trinta graus, temos muito trabalho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL MENDES ainda está cuidando da outorga das medalhas na solenidade marcada para 11 de abril, na LAPA. O presidente GINO vem para assinar os ofícios de outorga das medalhas e é entrevistado por vários alunos soldados do Centro de Formação de Soldados de PIRITUBA.
O CORONEL MENDES atende o advogado RICARDO AURÉLIO DE MORAES SALGADO JÚNIOR, acompanhado da advogada ELLEN. Eles trabalham num escritório que cuida de direitos previdenciários. Oferecem seus préstimos à Sociedade. Durante um bom tempo ficam conversando conosco, inteirando-se das finalidades do MMDC.
Nossas atividades na Sociedade vão até às 17:30 horas. O trânsito até que não oferece dificuldades para regressar a GUARULHOS.

Entra em exibição nos cinemas de SÃO PAULO o filme “300”. O cenário é a BATALHA DE TERMÓPILAS, em 480 a.C., quando 300 espartanos, liderados pelo rei LEÔNIDAS (GERARD BUTLER), usam suas avançadas técnicas militares para tentar conter o grandioso exército persa, do tirano XERXES (RODRIGO SANTORO).
O filme baseou-se nos quadrinhos de FRANK MILLER, base da adaptação. Estiloso, SNYDER não buscou o realismo, mas a tradução em imagens dos exageros e excessos do narrador, um soldado de LEÔNIDAS. Por isso, o sangue espirra de maneira surreal sobre a platéia e os inimigos parecem aberrações fantásticas. Como a figura do próprio XERXES, caracterizado como um gigante de voz de trovão e gestos teatrais. Filmado em estúdio, com cenários digitais inseridos posteriormente (como em “SIN CITY”, também baseado na obra de MILLER), o filme tem um visual tão impressionante que torna o uso da narração exaustivo e dispensável.

A atriz NAIR BELLO, de 75 anos, voltou a ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital SÍRIO LIBANÊS, na Capital. Hoje, ela apresentou arritmia cardíaca. Por meio de nota, o hospital informou que NAIR está consciente e que seu quadro clínico é estável. A arritmia já foi revertida, mas a atriz permanece na UTI por precaução médica.

Os ventos não poderiam estar mais favoráveis para DIEGO no “BBB7”. Além de vencer a prova do líder, resistindo por quase dez horas dentro de um carro – que acabou ganhando e prometendo dar ao pai, MAX” – ele terá uma corrente positiva barulhenta na derradeira noite do programa.

Após quase cinco horas de caos nos aeroportos, ameaças e muitas incertezas, o governo cedeu às reivindicações dos controladores para acabar com a paralisação do tráfego aéreo do País. Segundo o advogado NORMANDO CAVALCANTE JÚNIOR, que defende os controladores, a categoria conseguiu um acordo que prevê a gradual desmilitarização da atividade. Com isso, os controladores se comprometeram a restabelecer a normalidade nos aeroportos a partir de amanhã.
Foram seis meses de queda-de-braço com a Aeronáutica, desde o choque entre o BOEING da GOL e o jato LEGACY, em 29 de setembro. Até que, no início da noite, os controladores militares se amotinaram e paralisaram 49 dos 67 aeroportos comerciais do País. O movimento começou às 18:50 horas. Só aviões que já estavam no ar foram autorizados a pousar. Nenhuma decolagem era permitida. Cerca de mil vôos haviam sido cancelados.
Chefes militares chegaram a pedir a prisão dos amotinados. A rebelião havia começado ao meio-dia, quando sargentos divulgaram manifesto anunciando greve de fome. Disseram que já não acreditam em seus comandantes e se auto-aquartelaram em vários pontos do País.  

O que todo mundo já sabia agora é oficial. A FIFA reconheceu o PALMEIRAS como o primeiro campeão mundial de clubes da história. Depois de seis anos estudando o caso, a entidade máxima do futebol acatou o pedido e os argumentos da diretoria alviverde e considerou o TORNEIO INTERNACIONAL DE CLUBES CAMPEÕES COPA RIO, de 1951, como o primeiro campeonato mundial de clubes oficial.
O anúncio foi feito hoje, em evento simples realizado na sala de troféus do PARQUE ANTÁRTICA. Orgulhoso, o presidente palmeirense AFFONSO DELLA MÔNICA, mostrava o documento que oficializava o título. Trata-se de um fax que traz a logomarca da Confederação Brasileira de Futebol e a assinatura do presidente da entidade, RICARDO TEIXEIRA.
A atmosfera que cercou a conquista palmeirense em 1951 foi além do trauma vivido um ano antes, no mesmo MARACANÃ, quando a seleção brasileira foi derrotada por 2 a 1 pelo URUGUAI na final da COPA DO MUNDO. A efervescência política era grande, pois GETÚLIO VARGAS se sustentava na Presidência da República e acompanhava o surgimento de um promissor político mineiro, JUSCELINO KUBITSCHEK, que assumia naquele ano o governo do Estado. Inaugurava-se a RODOVIA PRESIDENTE DUTRA e o salário mínimo era definido em CR$ 1,190,00. O cenário cultural de SÃO PAULO pulsava, impulsionado pela realização da primeira edição da BIENAL, durante o mandato do então prefeito ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA. Enquanto isso, no RIO, a TV TUPI dava seus primeiros passos. HOLLYWOOD se divertia com o casamento de FRANK SINATRA com AVA GARDNER. O noticiário internacional dava destaque para o fato de a CHINA ter anexado o TIBETE e o assassinato do primeiro-ministro iraniano ALI RAZMARA. Como curiosidade, foi o ano de ordenação do seminarista alemão JOSEPH RATZINGER, hoje PAPA BENTO XVI. Além da conquista alvi-verde, o universo esportivo era agitado pelo Pan-Americano da ARGENTINA e pelo confronto entre os boxeadores ROCKY MARCIANO e JOE LOUIS, com vitória do primeiro.  

O presidente afastado do rabinato da Congregação Israelista Paulista, HENRY SOBEL, foi internado na madrugada de hoje no Hospital Israelista ALBERT EINSTEIN apresentando quadro de “descontrole emocional e alterações de comportamento”. A internação se deu um dia depois da divulgação de sua prisão nos ESTADOS UNIDOS, na semana passada, acusado de roubar cinco gravatas em lojas luxuosas de PALM BEACH. O boletim médico diz que SOBEL faz uso “imoderado de hipnóticos diazepínicos”, o que causaria falta de memória, confusão mental e amnésia.

A freira MARIE SIMON-PIERRE não quis falar em milagre, mas hoje, numa entrevista na cidade francesa de AIX-EN-PROVENCE, ela reafirmou que os sintomas do MAL DE PARKINSON que sentia desapareceram após rezar para o PAPA JOÃO PAULO II. A irmã MARIE, de 46 anos, é peça-chave no processo que levará o falecido pontífice à santidade. Na segunda-feira, dia 2 de abril, ela viaja a ROMA pra assistir à conclusão da segunda fase do processo de beatificação de JOÃO PAULO II, exatamente dois anos após a morte.

O Exército americano afirmou hoje que ataques suicidas e com carros-bomba aumentaram 30% no IRAQUE desde a aplicação do novo plano de segurança para BAGDÁ, no mês passado. O anúncio foi feito na semana em que uma nova onda de violência no país deixou mais de 500 mortos, a grande maioria xiitas. Os atentados demonstraram o poder de fogo dos grupos ligados à AL-QAEDA, que é sunita, no IRAQUE.
O clérigo xiita antiamericano MUQTADA AL-SADR fez hoje um dos mais duros discursos contra os EUA, a quem culpou pela violência e pobreza em que o IRAQUE está mergulhado. Por meio de uma nota lida na mesquita de KUFA, ao sul da capital, SADR convocou seus seguidores para um grande protesto no dia 9 de abril, na cidade sagrada de NAJAF. A data marca o quarto aniversário da tomada de BAGDÁ pelos EUA.

2 008    :      -    DOMINGO
Aproveito essa data para continuar a arrumação dos livros naquela estante que foi deslocada há dias, por causa de infiltração de água de chuva. Isso é algo demorado, mas o domingo não apresenta nada que impeça que isso se realize. Nem a leitura dos jornais, nem o trabalho no computador cria problemas para a colocação dos livros nos seus devidos lugares.

ADRIANO desequilibrou um jogo que tinha tudo para ser complicado e marcou os gols do SÃO PAULO na vitória por 2 a 0 sobre o BRAGANTINO, hoje, em BRAGANÇA PAULISTA. Além de se aproximar da artilharia do Campeonato Paulista, agora com oito gols, o camisa 10 deixou o time do MORUMBI bem perto das semifinais do Estadual. Em terceiro lugar com 35 pontos, a equipe só precisa de uma vitória simples contra o JUVENTUS, no próximo domingo, em casa, para se garantir entre os quatro melhores que lutarão pelo título.
O GUARATINGUETÁ confirmou a boa campanha no Estadual, derrotou o SERTÃOZINHO, por 2 a 0, hoje, no Estádio DARIO RODRIGUES LEITE, em GUARATINGUETÁ, e garantiu a classificação para as semifinais. Com autoridade e sem ser ameaçado pelo adversário, o time do VALE DO PARAÍBA reassumiu a liderança do Campeonato Paulista, com 37 gols – mesma pontuação do PALMEIRAS, mas com uma vitória a mais, 12 a 11.
O CORINTHIANS venceu o MARÍLIA por 3 a 1, no MORUMBI, e manteve as chances de classificação para as semifinais do Campeonato Paulista.

A família FERREIRA por pouco não viveu uma tragédia ainda maior, na sexta-feira, no RIO. Após atirar em JOANA FERREIRA DE LIMA, de 32 anos, e antes de encontrar e matar JÉSSICA FERREIRA DA SILVA, de 13, o encanador GONÇALO MANOEL DA SILVA, de 53, tentou matar o irmão da menina, de 12 anos. Ele apontou a arma para o garoto, mas ela não disparou. Cercado pela PM, GONÇALO se matou com um tiro. “GONÇALO apontou a arma para o menino, mas ele correu”, disse a tia, GIRLENE FERREIRA. O encanador havia molestado JÉSSICA, mas ainda queria ter um relacionamento com ela.

Um mistério envolve a morte de uma criança de 5 anos. Ela caiu do sexto andar de um prédio de classe média, por volta das 23:30 horas de ontem, na Rua SANTA LEOCÁDIA, na VILA ISOLINA MAZZEI, zona norte da cidade. No apartamento, a tela de proteção da janela foi cortada e gotas de sangue foram achadas no quarto. A família da menina diz suspeitar que alguém invadiu o local e cometeu o assassinato. No entanto, nada foi roubado. A polícia trata o caso como homicídio, mas ninguém foi indiciado até a noite de hoje. Após a queda, ainda com vida, a menina ISABELLA DE OLIVEIRA NARDONI foi levada para o Pronto-Socorro da SANTA CASA de SÃO PAULO. Mas não resistiu aos ferimentos.
O crime aconteceu no apartamento do pai da garota, o consultor jurídico ALEXANDRE NARDONI, de 29 anos. ISABELLA era fruto de um relacionamento do consultor com a bancária ANA CAROLINA CUNHA DE OLIVEIRA, de 23 anos, com quem a menina morava.
Atualmente, NARDONI é casada com a estudante ANA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOBÁ, de 24 anos, e tem dois filhos com ela, um de três anos e outro de onze meses. A cada quinze dias, ISABELLA passava o fim de semana na casa do pai. O relacionamento com a madrasta e os irmãos era bom, segundo familiares. 

O diretor teatral ZÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA comemorou seu aniversário de 71 anos no palco. Com a presença do senador EDUARDO SUPLICY, ZÉ CELSO encenou a peça VENTO FORTE PARA UM PAPAGAIO SUBIR, no Teatro OFICINA, em SÃO PAULO.

Aproximadamente 80 pessoas vestiram branco e participaram de um ato contra a violência política e a repressão chinesa no TIBETE, hoje pela manhã, no PARQUE DO IBIRAPUERA. O evento foi organizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos e pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Simultânea ao ato em SÃO PAULO, uma passeata com cerca de 300 pessoas, no RIO DE JANEIRO, percorreu a orla da praia do LEBLON até IPANEMA.

O governo da COLÔMBIA alertou o BRASIL em sete diferentes ocasiões sobra a possível presença de membros das FARC e sobre atividades da guerrilha em território nacional, de acordo com reportagem publicada hoje no “EL TIEMPO”, com base em informações oficiais obtidas pelo jornal colombiano. Os alertas, feitos também a outros cinco países, teriam se iniciado em 2004.
A reportagem sustenta que a COLÔMBIA vem alertando BRASIL, EQUADOR, VENEZUELA, ARGENTINA, PERU e BOLÍVIA sobre atividades das FARC, com o objetivo de contar com apoio dos vizinhos no combate à guerrilha. O jornal não menciona que 80% dos alertas foram respondidos com evasivas ou simplesmente não foram levados em conta. O ITAMARATY informou desconhecer qualquer invasão recente das FARC em território brasileiro.

Morreu hoje, em NEW JERSEY, de câncer no pâncreas, aos 65 anos, o fotógrafo cambojano DITH PRAN. Ele ficou mundialmente conhecido após ter sua vida retratada no filme “OS GRITOS DO SILÊNCIO”, de ROLAND JOFFE. A história foi baseada nos relatos do correspondente do THE NEW YORK TIMES, SIDNEY SCHANBERG, sobre a fase em que permaneceu no CAMBOJA após a invasão do KHMER VERMELHO, em 1975. Nesse período, PRAN foi capturado e ficou desaparecido por quatro anos até conseguir fugir da prisão. Para sair do país contou com a ajuda de SCHANBERG, que ganhou o Prêmio PULITZER pela cobertura do conflito. DITH PRAN foi impelido para o jornalismo pela ascensão da guerrilha comunista. Demitido do hotel em que trabalhava, passou a atuar como tradutor de SYDNEY H. SCHANBERG, correspondente de THE NEW YORK TIMES na região. Aprendeu a fotografar para ilustrar as reportagens do colega. Quando o KHMER VERMELHO tomou a capital, PHNOM PENH, PRAN retirou sua família do CAMBOJA, mas ficou para completar o trabalho que rendeu o PULITZER À dupla. Ainda salvou o colega e outros estrangeiros da execução pelos comunistas, mas acabou sendo enviado para trabalhar como agricultor nos campos da morte, onde um quarto da população cambojana morreu de fome e exaustão. PRAN comeu uma colher de arroz por dia durante quatro anos, até fugir para os ESTADOS UNIDOS, onde voltou a trabalhar para o THE NEW YORK TIMES.  

2 009      :       -    SEGUNDA-FEIRA
Consigo, através do sistema CRISSY MORAN 94420 1146 gravar dois capítulos da sétima série “24 HORAS” nesta madrugada. Ambientado em WASHINGTON, o “DIA 7” mostra a CTU desmantelada e JACK BAUER em ação depois de ser tirado de um julgamento pelo FBI, que o emprega em uma missão. Seu dia começa com uma reviravolta quando o ex-colega TONY ALMEIDA retorna do mundo dos mortos. Enquanto isso, a presidente ALLISON TAYLOR comanda o país ao lado do chefe de equipe da CASA BRANCA, ETHAN KANIN e o seu marido e “primeiro cavalheiro” HENRY TAYLOR.
Uma crise de segurança nacional já coloca de prontidão uma investigação por um time de agentes do FBI que inclui JANIS GOLD, RENEE WALLACE, LARRY MON, SEAN HILLINGER e o especialista em segurança MICHAEL LATHAN.
Embora a CTU não exista mais, CHLOE O´BRIEN e BILL BUCHANAN estão de volta em mais um dia de eventos atordoantes.
Dias atrás já tinha assistido quatro dos primeiros capítulos, que foram gravados pelo MAJOR COLOMBO e que me foram emprestados. Nesta madrugada assisto os capítulos referentes as quinta e sexta horas do “DIA 7” da série.

O início da semana é tranqüilo. Ao chegar à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, encontro os eletricistas arrumando a fiação no andar térreo. Será instalada a linha telefônica, possibilitando a nossa funcionária a retornar à sala da administração. Vamos elaborar uma carta para os associados que comemoraram suas datas natalícias nos três primeiros meses do ano e também em abril, no sentido de se comemorar o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, excepcionalmente, no dia 22 de abril. Mantenho contato telefônico com o GINO STRUFFALDI e com o CORONEL MENDES que concordam com essa iniciativa. Em abril também teremos a Assembléia Geral Eleitoral. JORGE, do DIÁRIO DO COMÉRCIO, adianta, por telefone, que o Edital de Convocação da Assembléia será publicado nas edições de 7,8 e 9 desse jornal. Ainda não temos notícias quanto ao Diário Oficial.
CARBAIA traz ao meu conhecimento que o LUZ está com um grande problema na família. Pai de dois filhos, com a mulher doente, “aprontou” o terceiro filho e está desesperado. Não tem condições de criar duas crianças e, agora virá a terceira.

Um e-mail interceptado na OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA mostra uma doação de 25 mil reais para o Diretório Regional do PT de São Paulo, feita pela construtora CAMARGO CORRÊA, que despertou a suspeita da Polícia Federal. Somas iguais teriam sido doadas aos comitês financeiros do PTB e do PV paulistas. No dia 4 de novembro de 2008, o executivo FERNANDO DIAS GOMES, da CAMARGO CORRÊA, enviou uma lista de “recibos pendentes” a LUIZ HENRIQUE BEZERRA, representante da FIESP em BRASÍLIA e suposto intermediário das doações e da empreiteira para os partidos.

O governo anunciou um aumento dos impostos sobre o cigarro para ajudar a bancar a renúncia fiscal dos incentivos às montadoras de veículos e à construção civil. Com isso, os cigarros vão encarecer até 25%. A medida deverá gerar cerca de 975 milhões de reais, contra perda de 1,68 bilhão de reais prevista com a desoneração.  

Um caminhão desgovernado, pesando 6,5 toneladas, provocou uma tragédia, hoje à tarde, na saída de alunos da Escola Municipal MARIALICE MENQUARINI FORACCHI, no GRAJAÚ, zona sul da capital. O veículo perdeu os freios e se chocou com duas vans escolares e o muro do colégio. Uma criança morreu e outras oito ficaram feridas. Uma mulher, de 57 anos, também foi levada ao hospital, em estado grave. RICARDO CLEMENTE DE SOUZA, de 6 anos, estava na calçada e foi prensado pelo caminhão contra o muro da escola. Ele morreu na hora. A ajudante MARIA HELENA DOS SANTOS, de 57 anos, que estava em uma das vans, ficou gravemente ferida. Ela foi tirada pelos bombeiros de dentro do veículo, onde ficou presa e teve parada respiratória. MARIA HELENA teve fraturas múltiplas pelo corpo e traumatismo craniano. Foi levada pelo helicóptero ÁGUIA da PM para o Hospital das Clínicas, na zona oeste, e nesta noite passava por uma cirurgia.

O cenário ainda era de destruição nas proximidades da empresa DI-ALL QUÍMICA, em DIADEMA, no ABC, onde ocorreu um incêndio na sexta-feira, dia 27. Hoje pela manhã, a Defesa Civil informou que três imóveis estão condenados e liberou as outras 15 residências.

Lúcido e estável, o mergulhador ÉMERSON DE OLIVEIRA ABREU, de 36 anos, que teve o crânio perfurado por um arpão durante acidente na BAÍA DA GUANABARA, no fim de semana, deve permanecer em observação por pelo menos uma semana numa enfermaria do Hospital Estadual ADÃO PEREIRA NUNES, em SARACURUNA.
“Ele teve muita sorte, pois por um milímetro ele teria morrido. A carótida está localizada na posição que o arpão entrou. Se fosse um projétil de alto impacto, que tem energia cinética, ele teria perdido as duas visões e a vida”, disse o diretor do hospital, MANOEL MOREIRA. Ele acredita que o paciente vai ter a visão preservada.

Ícone da chanchada, do teatro e da TV, o paulista ANCHIZES PINTO, o ANKITO, morreu hoje, às 10:40 horas, aos 84 anos, em decorrência de um câncer de pulmão contra o qual lutava havia um ano e meio. ANKITO foi internado domingo no Hospital PEDRO ERNESTO, no RIO, com sinais de insuficiência respiratória. Ao lado dele estava a mulher, a atriz DENISE CASAIS LIMA PINTO, autora da biografia “ANKITO – MINHA VIDA...MEUS HUMORES”, publicada pela FUNARTE em fevereiro. No dia 9 de abril, ANKITO e DENISE completariam 25 anos de casado.
“Vivíamos um para o outro. Fazíamos tudo juntos. Era meu amigo, meu companheiro, meu tudo. Agora, foi embora, me deixou num vazio total”, disse ela. “Quando a médica me falou que ele estava muito mal, eu cheguei no ouvido dele e disse: Amor da minha vida, eu te amo, mas acho que está na hora de você partir, vá com Deus. E ele se foi”.
O enterro está marcado para amanhã, no Cemitério do CATUMBI, às 11 horas. O ator deixa dois filhos, seis netos e bisnetos. Recentemente, em entrevista ao jornal “O GLOBO”, ele disse: “A pureza do humor que havia nas chanchadas, sem vagabundagem, com honestidade, acabou”. Essa pureza, representada por ANKITO, ficará na lembrança dos fãs.
Ele começou sua carreira no circo. Filho de uma família de palhaços, ANKITO já fazia graça no picadeiro aos 7 anos, bem antes de ser conhecido como um dos mais importantes atores da chanchada brasileira.
Do circo, ANKITO passou para o teatro, onde conheceu e trabalhou com GRANDE OTHELO, que viria a se tornar amigo e parceiro em diversos filmes. No fim dos anos 1940 e já com carreira consolidada no teatro, ele contracenou com GRANDE OTHELO no show “BAHIA MORTAL”. Foram justamente com essas produções para o cinema, entre as mais de 30 estreladas por ele, que ANKITO alcançou fama nacional.
A estréia na tela grande ocorreu em 1952, com o filme “É FOGO NA ROUPA”, do diretor WATSON MACEDO. Dali, ele atuou em obras como “MARUJO POR ACASO”, “UM CANDANGO NA BELACAP”, “REI DO MOVIMENTO”, “O FEIJÃO É NOSSO”, “PISTOLEIRO BOSSA NOVA” e “METIDO A BACANA”. Ao todo, ANKITO protagonizou 56 filmes.
Na TV, ANKITO participou de novelas e programas humorísticos nas TVs GLOBO, TUPI, RECORD e BANDEIRANTES. Em 2005, interpretou o personagem FALECIDO, na novela “ALMA GÊMEA”, da GLOBO.

Ao longo de sua carreira, de mais de 50 anos, MAURICE JARRE compôs as trilhas de 150 filmes. Em fevereiro, o Festival de BERLIM homenageou-o com um URSO DE OURO especial. JARRE chegou de cadeira de rodas, mas estava animado e lúcido. Lembrou as parcerias, especialmente a mais famosa delas, com o cineasta inglês DAVID LEAN. Para ele, JARRE fez a música de LAWRENCE DA ARÁBIA, DOUTOR JIVAGO, A FILHA DE RYAN e PASSAGEM PARA A ÍNDIA. O primeiro, o segundo e o quarto lhe valeram seus três OSCARs da Academia de HOLLYWOOD. Só isso já deveria fazer com que o compositor fosse grato ao grande diretor, mas JARRE disse que o mais importante não foram os prêmios. “DAVID me deu sua amizade, e isso não tem preço.”
MAURICE JARRE morreu hoje pela manhã em LOS ANGELES. A causa da morte não foi anunciada. Na FRANÇA, onde nasceu – MAURICE-ALEXIS JARRE, em LYON (13 de setembro de 1924) – as rádios imediatamente começaram a tocar O TEMA DE LARA, de DOUTOR JIVAGO, a mais popular de suas composições. Na sua justificativa para o prêmio especial, DIETER KOSSLICK, presidente da BERLINALE, havia dito que os compositores, em geral, vivem à sombra dos grandes cineastas, mas MAURICE JARRE conseguiu chegar ao primeiro plano. O TEMA DE LARA faz parte da vida mesmo de quem nunca assistiu ao épico intimista de DAVID LEAN. E até o leitor do romance de BÓRIS PASTERNAK hoje deve ouvir de fundo a música famosa, quando o escritor descreve a personagem em seu livro.
Em BERLIM, MAURICE JARRE contou mais uma vez como teve de se matricular no Conservatório de PARIS escondido de seu pai, que tinha outros planos para o filho. Fez a trilha de “LES YEUX SANS VISAGE”, clássico fantástico de GEORGES FRANJU, de 1960, com PIERRE BRASSEUR, ALIDA VALLI e JULIETTE MAYNIEL. O filme conta a história desse médico meio monstro, que arranca a pele de belas mulheres para seus experimentos de enxerto e transplante – o que ele busca é devolver a pele à filha, que sofre de uma doença rara. O clima é macabro, mas a fama do filme é de cult. O sucesso foi tão grande que JARRE foi um dos três compositores contratados pelo superprodutor SAM SIEGEL para fazer a trilha de LAWRENCE DA ARÁBIA. A idéia era usar os três, mas DAVID LEAN optou por JARRE e lhe pediu que estendesse seus temas.
O deserto nunca foi mais esplendoroso na tela e a imagem de FREDDIE YOUNG, também premiada com o OSCAR, é indissociável da magia da música de JARRE. O TEMA DE LARA, eternamente associado ao castelinho de neve em que o DOUTOR JIVAGO vive sua história de amor com a personagem de JULIE CHRISTIE; a cena da tempestade de A FILHA DE RYAN; a melancolia dos temas de PASSAGEM PARA A ÍNDIA – o cinema de DAVID LEAN não seria tão impressionante nem seus épicos tão intimistas sem o aporte do músico. JARRE também compôs para filmes de ALFRED HITCHCOCK (TOPÁZIO), LUCHINO VISCONTI (OS DEUSES MALDITOS), JOHN HUSTON (ROY BEAN, O HOMEM DA LEI) e VOLKER SCHLONDORFF (O TAMBOR). Ele sempre defendeu que a música fosse parte integrante da estrutura de um filme.
Nos anos 1980 incluiu arranjos eletrônicos em sua música, e compôs uma trilha totalmente eletrônica para o filme O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO, de PETER WEIR. Coincidentemente, ou não, um de seus três filhos, o tecladista JEAN-MICHEL JARRE, virou compositor de música eletrônica. Os outros dois filhos de MAURICE JARRE também atuam no cinema – são o roteirista KEVIN JARRE e a desenhista de produção STÉPHANIE JARRE. Foi casado quatro vezes, uma delas, a união mais breve, entre 1965 e 1967,  com a atriz DANY SAVAL. Num comunicado oficial, o presidente francês, NICOLAS SARKOZY, disse que os trabalhos para os quais JARRE contribuiu fazem parte da história do cinema para sempre.    

Um grupo de atiradores invadiu hoje uma academia de polícia em LAHORE, leste do PAQUISTÃO, mantendo seus cadetes e funcionários como reféns durante cerca de oito horas. Após intenso combate com forças de segurança, a polícia conseguiu retomar o controle do local e prender quatro suspeitos de envolvimento. Outros três militantes teriam se explodido durante o ataque, que também deixou outros nove mortos e pelo menos 90 feridos, segundo o jornal THE NEW YORK TIMES.

O crânio de uma criança que viveu há 530 mil anos pode ser a primeira evidência de que os humanos ancestrais não eliminavam sua prole quando ela nascia com defeitos congênitos. O fóssil apresenta traços claros de uma doença rara chamada craniossinostose, causada pelo fechamento prematuro das suturas ósseas que envolvem o cérebro. Além da deformidade, a patologia pode causar danos psicomotores.
O achado – batizado de CRÂNIO 14 – ocorreu no norte da ESPANHA, no sítio arqueológico de SIMA DE LOS HUESOS, em ATAPUERCA. A criança pertencia a um grupo de HOMOHEIDELBERGENSIS – antepassados diretos dos neardertais – e tinha entre 5 e 12 anos. Não se sabe se era menino ou menina.    
"Atingi uns cinco ou seis”
Coronel da reserva da PM paulista, Paes de Lira, do PTC, assumiu o mandato do costureiro Clodovil Hernandes, que morreu há duas semanas. Uma curiosidade: ele quer andar armado no Congresso

Sandra Brasil
Ana Araújo
Paes de Lira: “Linha-dura de coração suave”

O senhor é o novo Clodovil?
 Não, os percalços da vida me trouxeram para cá. Minhas plataformas são combate ao crime, defesa da polícia, leis mais duras e defesa da vida desde o ventre materno.
E o casamento gay? Não apoio isso nem nada que produza a descontinuidade da espécie. Sou pela família de homem com mulher. Família sadia é sociedade sadia.
É por declarações como essa que o senhor é chamado de linha-dura? Aceito o rótulo. Sempre fui linha-dura no combate ao crime, mas sou um linha-dura de coração suave.
Como? No cumprimento do dever, sou duro mesmo. Mas quem me conhece de perto não me vê como um sujeito empedernido assim. Sou afável.
Já matou alguém? Estive em entreveros armados. Atingi uns cinco ou seis, mas nunca respondi por homicídio. Só disparei em defesa de inocentes, e o estado democrático não pode abrir mão do uso da força letal.
O senhor se sentirá bem no gabinete de Clodovil, que tem um pé de mesa em formato de cobra? Como sou novato, me deram outro gabinete, que não tem nem banheiro. Mas, para um soldado, isso não é problema.
Pode falar sobre seu bigodão? Eu o adotei em 2004, quando passei para a reserva. No serviço ativo, não usava.
fonte: Revista Veja, 28MAR09

2 010         :          -      TERÇA-FEIRA
Nosso batalhador JOSÉ D´AMICO, que muito já fez pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC agora está tentando descobrir um documentário que mostra a posse de PEDRO DE TOLEDO na interventoria em SÃO PAULO, no ano de 1932. Eis as mensagens dele sobre o assunto:
Prezado senhor Osires,
Chamo-me José D'Amico Bauab e sou pesquisador do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.
Inicialmente, gostaria de cumprimentá-lo pelo excelente sítio "cinemabrasileiro.net" e a extraordinária riqueza informacional nele contida, verdadeira base de referência a todos aqueles que se interessam pela história cinematográfica brasileira.
E é precisamente pela excelência desse seu trabalho que nos socorremos do senhor, como uma das últimas instâncias, na localização de um documentário muito caro a nós, paulistas: "Julho de 32", de Wallace Downey, da Byngton Company de São Paulo (depois São Paulo Sonofilm), com imagens absolutamente raras do Movimento Constitucionalista de 9 de julho de 32.
O senhor teria alguma sugestão de algum lugar onde pudéssemos encontrá-lo ?
Desde já, lhe somos profundamente agradecidos pela atençao dispensada,
Um respeitoso abraço,
José D'Amico  

Queridíssimo coronel Ventura,
Tudo bem com o senhor ? Rogo que sim.
O senhor já ouviu falar de um documentário, feito e lançado nos cinemas paulistas em 1934, chamado "Julho de 32", que inclui cenas da posse de Pedro de Toledo? Descobri-o lendo "O Estado de S.Paulo, de outubro de 1934. Nem a Cinemateca Brasileira o tem...
Se conseguíssemos descobrir seu paradeiro, poderíamos exibir algumas de suas cenas na homenagem a Paulo Bomfim.
Um abração constitucionalista,
Recruta D'Amico

Queridíssimo coronel Ventura,
Que bom que o senhor se empolgou com essa novidade, animando-nos ainda mais a procurar esse verdadeiro tesouro perdido, o "Santo Graal" de 32 !!
Alex entrou em contato com o senhor Arquimedes Lombardi, colecionador de filmes antigos e muito amigo dele. Ele não sabia da existência do raríssimo documentário e passou o telefone de um outro colecionador, o senhor Claudevan, grande colecionador de documentários da participação da FEB na 2a. Guerra Mundial,  eque também não tinha informação alguma a respeito, infelizmente.
Hoje, dia 30 de março, Alex encaminhou e.mail ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. É uma esperança !
Neste momento, ao escrever-lhe, recebo uma inspiração que, acho, vem do senhor: tentar pesquisas junto aos Museus de Imagem e Som daqui e do Rio e verificar se há algo semelhante a nossa cinemateca em Minas e em terras cariocas. Falarei com Alex.
Qualquer ideia que o senhor tiver, avise-nos, por favor!
A preciosíssima película traria cenas da posse de Pedro de Toledo como governador dos paulistas em 10 de julho de 1932!!!
Continências espirituais,
Recruta D'Amico

Vou cedo para o Centro Odontológico. A TENENTE PM Dent VALERIA continua com a restauração dos dentes da arcada inferior da boca. Quando penso que acabou a angústia da maquininha, a doutora encaminha-me para a periodontia, para começar um tratamento dentário e “aprender” como se deve escovar os dentes. Com isso vou deixar o local depois das 12 horas.
Tive o prazer de reencontrar, depois de longos anos, o 1º TENENTE PM Dent SESMA, que cuidou de meus dentes há um bom tempo. Lembramos disso. O SESMA  deixou de trabalhar na prótese em 2005 e agora está tratando de implante dentário. Lembramos da TENENTE PM Dent MARINA DI MÔNACO, já na reserva, que foi minha colega no Ginásio de POÁ. Ela tem uma filha que é tenente dentista no Centro Odontológico, doutora THAÍS.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC atendo o HERMANO, da SEGSERVICE. Ele esteve no MMDC no ano das comemorações do Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista. Retorna agora para tratar de uma transferência de uma soldado feminina, que trabalha da área leste e quer vir para um batalhão da área centro. Conversa comigo durante um bom tempo e promete voltar amanhã para a comemoração do DIA DOS ANIVERSARIANTES.
Não tenho notícia do presidente e nem do CORONEL PM MENDES, a não ser de seus telefonemas confirmando presença amanhã.
VICTÓRIO está com problemas muito complicados com relação ao CRISTIANO. Este se separou da esposa FÁBIA há uns dez dias. Resolveu se mudar para o MMDS, à revelia do VICTÓRIO, que ficou sem ação com as atitudes intempestivas do CRISTIANO. O casal tem dois filhos e esses são os maiores prejudicados nesta separação. Não foi falta de conselho meu para que isso não acontecesse.  
A MARGINAL TIETÊ continua implacável no trânsito muito ruim, principalmente quando se vai de SÃO PAULO para GUARULHOS. Os ônibus são obrigados a permanecer do lado direito, sem fazer ultrapassagens e isto vira um inferno. Levei hoje três horas para retornar para casa.

A sinalização precária na MARGINAL DO TIETÊ está provocando problemas aos motoristas. Sem orientação, as pessoas que trafegam nos trechos novos perdem a entrada de pontes e acabam entrando na Rodovia ANHANGUERA ou ainda na BANDEIRANTES. Na ANHANGUERA, sentido JARAGUÁ, o retorno à Marginal só pode ser feito no km 18 e a sinalização da estrada, que também está em obras, é igualmente confusa. No sábado, o enfermeiro MARCELO PENTEADO, de 34 anos, acabou entrando na rodovia por descuido e, ao tentar retornar, acessou uma estrada de terra. Sem carro ficou atolado e ele precisou de ajuda de um trator para retirar o veículo do local. Morador de GUARULHOS, PENTEADO resolveu usar a nova pista da MARGINAL para visitar a mãe, que mora no BUTANTÃ, zona oeste da capital. “Era noite e estava escuro, acabei caindo na ANHANGUERA e não achava o retorno”, contou o enfermeiro.

Um dia antes de deixar o governo, o governador JOSÉ SERRA vistoriou hoje, em clima de inauguração, o trecho sul do RODOANEL. Apesar de SERRA exibir uma placa comemorativa  da obra, a abertura aos motoristas foi prometida somente para o dia 1º de abril.

A diretora do Laboratório de Parasitologia do Instituto BUTANTÃ, TOSHIE KAWANO, faleceu hoje, aos 71 anos. Sua pesquisa era voltada para o controle dos caramujos hospedeiros da esquistossomose como forma de combater a doença. Em 2008, ela ganhou da Fundação OSWALDO CRUZ, a medalha PIRAJÁ DA SILVA, dada aos pesquisadores da área.
Graças ao seu gosto por viajar a trabalho – não perdia um congresso – divulgou o trabalho no mundo todo. Sua última viagem foi para a CORÉIA DO SUL. Apesar da carreira renomada, TOSHIE teve uma infância difícil. “Ela levantava às 4 horas para trabalhar na feira com os pais, imigrantes japoneses, e depois ainda estudava”, conta o filho FABIANO KAWANO. 

DOURADO abocanhou o sonhado premio de 1,5 milhão de reais, com uma boa vantagem sobre FERNANDA, 60% contra 29%. Assim, a loira levou para casa R$150 mil. CADU, que nunca tinha ido à berlinda, ficou em terceiro e sai com 50 mil reais. Antes de anunciar o vencedor, BIAL comentou que o último paredão bateu os recordes mundiais de voto: 154 milhões.

O cantinho do Cemitério SÃO JOÃO BATISTA bem em frente ao Hospital Pró-Cardíaco, na Rua GENERAL POLIDORO, em BOTAFOGO, no RIO DE JANEIRO, guarda a partir de hoje dois dos maiores nomes da imprensa brasileira. Numa cerimônia emocionante, com o caixão coberto por bandeiras do BOTAFOGO e do ACRE, e sob o vôo de dois ultraleves, o jornalista ARMANDO NOGUEIRA, criador do JORNAL NACIONAL e um dos maiores cronistas esportivos do país, foi sepultado a uma distância de exatamente 39 passos de onde descansa, desde 21 de dezembro de 1980, NELSON RODRIGUES, seu amigo e igualmente genial cronista. Entre parentes, amigos e admiradores, centenas de pessoas foram se despedir de ARMANDO.

Mais de 600 pessoas encheram a Paróquia NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, no bairro da PARADA INGLESA, zona norte da capital, nesta noite, para a missa de dois anos da morte da menina ISABELLA NARDONI. A maioria dos presentes vestia uma camiseta branca com a foto da garota e a frase “ISABELLA, para sempre nossa estrelinha”. A bancária ANA CAROLINA DE OLIVEIRA, mãe da garota assistiu à maior arte da cerimônia com a sobrinha, de 5 anos no colo. Ela não se conteve e chorou quando o padre HUMBERTO RÓBSON DE CARVALHO disse que a vida de ISABELLA estava com DEUS. Nesse momento, ANA foi abraçada pela mãe, ROSA CUNHA DE OLIVEIRA e pelo padre.
Durante a missa, o pároco tentou encorajar e animar ANA CAROLINA. “Houve momentos em que você estava sozinha e não encontrava resposta de DEUS para o que tinha acontecido. Você tem essa resposta em uma missa como a de hoje”, disse o padre.
O promotor FRANCISCO CEMBRANELLI e a delegada RENATA PONTES, que conduziu o inquérito sobre a morte da menina, estiveram à missa e foram ovacionados. Ao longo das falas do padre, senhoras se levantavam e iam até onde estava o promotor para cumprimentá-lo. A cerimônia terminou com ANA CAROLINA, seus pais e irmãos, CEMBRANELLI e RENATA PONTES no altar. Antes de ir embora, ANA CAROLINA disse que não acredita em um novo julgamento nem na absolvição de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ. “Eles podem recorrer e eu respeito a justiça, mas aqui não tem palhaço”. Ela também contou que agora pretende retomar sua vida. “Ainda quero, no futuro, ter mais dois filhos.”

O ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal DURVAL BARBOSA prestou depoimento hoje à CPI do CODEPLAN da Câmara Legislativa do DF e ameaçou: afirmou que o “rolo compressor” das denúncias nem começou. Afirmou ainda que se incriminou para se livrar dos achaques que sofria do então governador do DF, JOSÉ ROBERTO ARRUDA e do vice, PAULO OCTAVIO. 

Ainda não foi desta vez que o brasileiro THOMÁS  BELLUCCI conseguiu chegar às quartas de final de um torneio Masters. Hoje, ele foi superado pelo espanhol NICOLAS ALMAGRO e caiu nas oitavas de final do MASTERS 1000 de MIAMI.

O técnico da seleção Argentina de futebol, DIEGO ARMANDO MARADONA, passou por um verdadeiro “dia de cão”. Na noite da segunda-feira, ontem, quando brincava com um de seus animais de estimação em sua propriedade nos arredores de BUENOS AIRES, o astro foi atacado por um deles. A mordida no rosto levou o ex-craque à sala de cirurgia, onde recebeu dez pontos no lábio superior.
MARADONA vive em uma chácara perto da sede da Associação Argentina de Futebol, distante 30 km do centro da capital. O eterno ídolo foi levado às pressas para o Sanatório de LOS ARCOS, a mesma clínica onde ficou internado em abril de 2007, após sofrer uma hepatite tóxica provocada pelo consumo de álcool.
“EL DIEZ”, como é chamado pelos argentinos, chegou ao hospital acompanhado pela namorada, VERÔNICA OJEDA, e pelo irmão, LALO MARADONA, que estavam com ele no momento do acidente. Apesar do susto, um assessor da AFA informou que MARADONA “está muito bem”, ficará de repouso, mas continuará trabalhando na elaboração da lista de jogadores para a COPA DO MUNDO na ÁFRICA DO SUL.    

Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) não esconderam a emoção e aplaudiram uma conquista que deve ficar na história da ciência: conseguiram reproduzir um BIG BANG miniatura. Segundo a teoria, o BIG BANG foi a grande explosão que deu origem ao universo. O feito foi obtido pelo CERN no Grande Colisor de HÁDRONS, o acelerador de partículas, que hoje conseguiu produzir a colisão de dois feixes de prótons a sete tera-elétron volts, criando o mini BIG BANG.

2 011     :    -         QUARTA-FEIRA
MARLENE queria fazer um cercado para os seus gatos e o orçamento dessa “gaiola” ficaria em R$2200,00. Logo de cara descarto a idéia de aumentar a dívida que é de quase dez mil reais. Os pedreiros pretendem encerrar seus trabalhos nesta semana. Hoje pela manhã vou ver a reforma feita em cima da laje. O antigo telhado foi todo removido e o novo é completamente diferente, melhorando bem o aspecto do meu quarto, também construído em cima da laje. Depois de tudo pronto é que novamente irei instalar ali o computador, a televisão, a cama, enfim retornar o “statu quo”. Tudo isso foi transportado no dia 2 de março para minha biblioteca.
Os jornais de hoje e os programas de televisão logo cedo dão amplo destaque para o transporte do esquife com o corpo de JOSÉ ALENCAR, bem como à sua biografia e o seu calvário com a doença que o acompanhou nesses últimos anos.

Lula da Silva disse esta quarta-feira, em Coimbra, que o seu doutoramento «honoris causa» é uma «homenagem ao povo brasileiro» pela «revolução económica e social» realizada no Brasil nos últimos oito anos, noticia a Lusa. «Mais do que um reconhecimento pessoal, acredito que esta áurea é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução econômica e social», afirmou o ex-presidente do Brasil, ao intervir na cerimônia do seu doutoramento «honoris causa», realizada na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra. Para Lula da Silva, o Brasil «deu um enorme salto qualitativo no rumo da prosperidade e da justiça», deixando «para trás um passado de frustrações e cepticismo», disse citado pela Lusa. «Após uma prolongada estagnação, o Brasil voltou a crescer de modo vigoroso e continuado, gerando empregos, distribuindo renda e promovendo vasta inclusão social», frisou o ex-presidente do Brasil.
Uma aeronave C-99, da Embraer, trouxe nove integrantes da família de Alencar que vão acompanhar as cerimônias fúnebres em Brasília. Entre os familiares estão a mulher do ex-vice presidente, Marisa Gomes da Silva, e o filho Josué. O corpo do ex-vice presidente vai desembarcar às 10h na Base Aérea de Brasília. Um avião militar Casa, da FAB (Força Aérea Brasileira), faz o transporte do corpo de São Paulo à capital federal --onde Alencar será velado até a noite desta quarta-feira. O corpo de Alencar será recebido na Base Aérea pelo presidente em exercício, Michel Temer, acompanhado dos presidentes dos demais Poderes --José Sarney (Senado), Marco Maia (Câmara) e Carlos Ayres de Britto, que vai representar o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso. Ao contrário do previsto inicialmente, não haverá mais uma cerimônia militar na Base Aérea. Logo que desembarcar, o corpo será transferido para um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros --onde vai desfilar pelas principais avenidas de Brasília até o Palácio do Planalto. O cortejo será conduzido por quatro jipes militares e dois carros de combate. No Palácio do Planalto, o corpo vai subir a rampa principal para que o velório seja iniciado. A primeira meia-hora será reservada somente para familiares e autoridades. No meio da manhã, o velório será aberto ao público. Às 20h, já com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltam de Portugal, será realizada uma missa de corpo presente para Alencar. Eles encurtaram a visita de dois dias ao país. O corpo do ex-vice-presidente também será velado em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, o velório será na quinta-feira, das 8h30 às 13h, no Palácio da Liberdade. O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), decretou sete dias de luto oficial no Estado pela morte de Alencar.
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou à base aérea da Presidência, em Brasília, por volta das 10h desta quarta-feira (30). O avião C105 Amazonas da FAB (Força Aérea Brasileira) partiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes das 8h. O cortejo fúnebre será feito em carro aberto do Corpo de Bombeiros e seguirá pelas ruas da capital federal até o Palácio do Planalto. A previsão é de que o percurso dure cerca de uma hora e vai passar pelo Eixo Rodoviário Sul (Eixão) que cruza o Plano Piloto da capital federal, antes de passar pela Esplanada dos Ministérios. A família do ex-vice-presidente chegou à capital federal por volta das 9h20. Os nove parentes foram recepcionados pelos presidentes do Congresso, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, além do presidente em exercício, Michel Temer. Representando o STF (Supremo Tribunal Federal), está na base o ministro Carlos Ayres Britto. As autoridades cumprimentaram os familiares e permaneceram na base aérea aguardando a chegada do corpo. No Palácio, o caixão sobe a rampa para ficar posicionado no centro do Salão Nobre, que foi esvaziado. Durante a parte da manhã, apenas a família e autoridades velarão o corpo. Depois, uma parte do espaço será liberada para passagem de visitantes.

Chove nesta manhã, mas não de maneira continuada. Chego antes das 13 horas no MMDC e vamos nos preocupar com a montagem do “Dia dos Aniversariantes”. Nosso presidente, GINO STRUFFALDI, é o primeiro a chegar. Comparecem: FRANCES AZEVEDO (aniversariante do dia 18), CORONEL PM MENDES (aniversariante do dia 10), CAPITÃO PM DANIEL RODRIGUES PRADO (aniversariante do dia 20), MARIA ODETE CRUZ PINTO, AMADO RÚBIO (esse senhor, amigo do MENDES, nasceu no dia 9 de julho de 1932, justamente no dia em que eclodia a Revolução Constitucionalista), CAPITÃO PM OCTACÍLIO FERNANDES NETO (da APMBB, que vem acompanhando o CAPITÃO PM PRADO), 1º TENENTE PM NATANAEL, acompanhado de um Aspirante a Oficial, JOSE FARIA, REYNALDO BRESSANE. Passamos a tarde em companhia desses nossos amigos, trocando idéias sobre a nossa Sociedade, em conversas informais, mas altamente proveitosas. Como tenho de comparecer no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, na comemoração do Dia Internacional da Mulher, permaneço no MMDC até mais tarde.
O IHGSP está fazendo esse evento em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Enquanto não começa a solenidade converso com o Professor HERNÂNI DONATO, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, VILMA GALHIARDO e outras pessoas que comparecem no IHGSP nesta noite.
A presidente do Instituto, Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, abre os trabalhos com o HINO NACIONAL BRASILEIRO executado pelo coral da PMESP. Faz a abertura discorrendo sobre a importância do Dia Internacional da Mulher. Falam: JOSÉ GUILHERME QUEIROZ DE ATAÍDE, Cônsul Geral de PORTUGAL em SÃO PAULO; MARIA ODETE DUQUE BERTASI, homenageando ESTHER DE FIGUEIREDO BERTASI; LUÍSA VIANA DE PAIVA BOLÉO, de LISBOA, PORTUGAL. São homenageadas com a Medalha IMPERATRIZ LEOPOLDINA as seguintes mulheres: CÁRBIA SABATEL BOURROUL, DEPUTADA CÉLIA LEÃO, HELENA RIBEIRO, MARIA ELISA BOTELHO BYINGTON, MARIA LUÍZA MARCÍLIO, MARLY THEREZINHA GERMANO PERECIN (de PIRACICABA), LUÍSA VIANA DE PAIVA BOLÉO (de LISBOA, PORTUGAL) e NELLY NOVAES COELHO.
Em saudação às homenageadas fala o Diretor da Faculdade de Direito da USP, ANTÔNIO MAGALHÃES GOMES FILHO (magnífico pronunciamento, enaltecendo a mulher). Merece um destaque todo especial o recital de canto e piano com JOSÉ RAPHAEL M. PIRÁGINE e a cantora lírica GISELE REIS (dona de uma magnífica voz, que foi ovacionada de pé). Após a cerimônia vamos conhecer uma exposição no 4º andar, evocando as mulheres homenageadas.      
Saímos do IHGSP depois das 20 horas. Foi uma noite agradabilíssima.
Em casa leio uma carta que me foi enviada pelo nosso associado MAX BASILE, datada de 25 de março, que ele, religioso como é, diz que é a Festa da Anunciação do Anjo GABRIEL à NOSSA SENHORA.
Diz ele:
Caríssimo Coronel Mário Fonseca Ventura
Há pouco, comentei com minha filha Mônica, que estava no computador, que você tem Google; logo, digitou e surgiu na tela tudo de bom quanto a você. Quantas condecorações! Que vida esplêndida! Dou a Deus graças pela nossa amizade. Edifica-me! Ajuda-me!
Quis abraçá-lo por telefone, mas não consegui, de modo que esta carta leva-lhe a certeza de toda simpatia, admiração e estima, que vai chegar-lhe dia 29, pois o Correio não recolhe cartas nas casas, nem as entrega; só 2ª feira, dia 28, levarei esta missiva à portaria deste prédio (meu filho, MAX, sugeriu-me, há tempo, deixar as cartas já seladas aí; o carteiro recebe-as). É muito bom.
Hoje, em 1824, foi outorgada por Dom Pedro I a 1ª Constituição Brasileira:a Rua 25 de março tem o nome por isso, ou pela festa litúrgica?
Conto com suas preciosas orações, asseguro-lhe as minhas e, gratissíssimo por tudo, abraço-o, de coração, em Cristo Jesus seu irmão.

SÃO PAULO, 30 DE MARÇO DE 2011
Meu Irmão e Amigo
MAX BASILE
Cheguei tarde, nesta data, em casa. À tarde tivemos o DIA DOS ANIVERSARIANTES na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, por volta das 18 horas estava no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo para assistir a comemoração do DIA INTERNACIONAL DA MULHER (muito embora a data tenha acontecido em 8 do corrente).
Foram momentos que me deixaram alegre nesta data, mas fiquei muito mais contente quando abri a sua carta. Ela transmite palavras de um verdadeiro amigo e significa algo que seu coração diz de verdadeiro.
A sua carta trouxe tanta satisfação que, embora já fosse quase meia-noite, reproduzi-a em minhas memórias. Em seguida, também no meu diário, passei a digitalizar estas palavras para lhe responder.     
Mando um abraço para sua filha Mônica que foi o artífice do motivo pelo qual você me escreveu. No ano que vem, quando ela for ler minhas memórias encontrará o teor da missiva que recebi e também a resposta que estou lhe transmitindo.
São momentos como esse que merecem ser registrados para os pósteros saberem que existem ainda pessoas como você, que admiramos pelos sentimentos sinceros e pela vida maravilhosa que você passa nesta Terra. Acredito que no “Batalhão” lá de cima poderemos cerrar fileira com a alma lavada, sem dever nada para ninguém.
Continue sendo um exemplo para os seus entes queridos e para os amigos que o veneram pelo que você é. Felicidades

Após a grande festa para LUÍS FABIANO ontem no MORUMBI, o SÃO PAULO terá de se superar na ARENA BARUERI para evitar que o atacante não fique parado por quase dois meses, até o início do Campeonato Brasileiro. A derrota de hoje para o SANTA CRUZ, no RECIFE, complicou o time de PAULO CÉSAR CARPEGIANI na COPA DO BRASIL. Fora do MORUMBI, terá de vencer por dois gols de diferença para avançar e poder contar nas oitavas-de-final com LUÍS FABIANO, que não está inscrito no Estadual. A celebração histórica de ontem não contagiou o TRICOLOR. A aguardada dupla LUCAS e RIVALDO não funcionou e o técnico abusou das invenções ao mexer no time. A noite sem brilho foi punida com o gol contra patético marcado por RODRIGO SOUTO, que deu a vitória aos pernambucanos. A vantagem do SANTA CRUZ foi obtida ainda na primeira etapa.
Foi feliz a estréia de CAIO JÚNIOR como técnico do BOTAFOGO. O time se impôs hoje diante do PARANÁ, fora de casa, venceu o jogo por 2 a 1 e agora vai ter a vantagem do empate no confronto da semana que vem, no RIO, pela segunda fase da COPA DO BRASIL. Em NATAL, o VASCO não teve o mesmo desempenho do rival BOTAFOGO e ficou no empate sem gols diante do ABC.
O CRUZEIRO entrou em campo contra o GUARANI, em ASSUNÇÃO, já classificado para as oitavas-de-final da TAÇA LIBERTADORES – foi beneficiado pelo empate do TOLIMA contra o INDEPENDIENTE (1 a 1). Mesmo assim, manteve a boa fase ao vencer o adversário por 2 a 0, chegando aos 13 pontos na liderança do Grupo 7.
O INTERNACIONAL ainda não garantiu a vaga, mas, a duas rodadas do fim, está praticamente assegurado e líder do Grupo 6, com 10 pontos. A vítima de hoje foi o JORGE WILSTERMANN derrotado por 3 a 0, no BEIRA-RIO.

MARDY FISH ratificou sua condição de melhor americano no MASTERS DE MIAMI e não teve dificuldades para garantir seu lugar na semifinal. Agora líder do ranking de seu país, ultrapassando ANDY RODDICK (que foi eliminado na primeira rodada e não defende seu título), o tenista baseado na FLÓRIDA derrotou o espanhol DAVID FERRER.
ROGER FEDERER teve de esperar – e muito – para disputar uma vaga nas quartas-de-final. O jogo contra o belga OLIVIER ROCHUS começou apenas na madrugada, mas o suíço se mostrou completamente desperto. Precisou de apenas 52 minutos para despachar o rival.
Com problemas físicos, a sérvia ANA IVANOVIC, ex-número 1, desistiu do torneio de duplas de MIAMI e anunciou que não disputará o TORNEIO DE MARBELLA, na ESPANHA. MARIA SHARAPOVA precisou de três horas e vinte e oito minutos para derrotar a romena ALEXANDRA DULGHERU. A maratona colocou a musa na semifinal contra a alemã ANDREA PETKOVIC e deve garanti-la de volta ao topo 10.    

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despediu de seu ex-vice, José Alencar, com um beijo na testa. Muito emocionado, Lula chegou ao velório do amigo, no Palácio do Planalto, em Brasília, por volta de 21h30 desta quarta-feira (30). Estava acompanhado da presidente Dilma Rousseff. Os dois estavam em Portugal e anteciparam o retorno ao Brasil após serem avisados sobre a morte de Alencar. O ex-vice faleceu nesta terça-feira (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer falência múltipla de órgãos, consequência do câncer. Lula chegou ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde Alencar é velado desde a manhã, já em lágrimas. Após cumprimentar os familiares do ex-vice, parou diante do caixão e, muito emocionado, beijou a testa do amigo.

A polícia de GUARATINGUETÁ realizou hoje em CUNHA, a 225 km de SÃO PAULO, perícia no carro da namorada de ANANIAS DOS SANTOS, principal suspeito de ter matado as irmãs J.V.O, de 15 anos, e J.L.O, de 16. Os corpos foram encontrados na segunda-feira, dia 28. Segundo o delegado MARCELO VIEIRA CAVALCANTI, nada foi encontrado. A mulher, de 50 anos, se relacionava com SANTOS, de 28, há cerca de um ano e teve a prisão provisória negada pela Justiça. SANTOS teve prisão decretada e está foragido. A polícia suspeita que ela tinha ciúme da menina de 15 anos, morta por SANTOS como prova de amor. Em depoimento à polícia no dia 29, a mulher teria confirmado que SANTOS dormiu em sua casa no dia 23, quando as meninas sumiram.

Faleceu o produtor executivo de novelas SÉRGIO MADUREIRA, aos 65 anos. Nascido em NOVA FRIBURGO (RJ), em 1955, produziu mais de 30 novelas só na Rede GLOBO, sendo a maioria com a autora GLÓRIA PEREZ. Ele ainda atuou na produção de programas como “MAIS VOCÊ”, “ALTAS HORAS” e “PROGRAMA DO JÔ”. Recentemente, foi contratado pelo SBT para ser produtor da nova novela de TIAGO SANTIAGO, “AMOR E REVOLUÇÃO”, que estréia na próxima terça-feira, dia 5 de abril. Entre os trabalhos de MADUREIRA destacam-se as novelas como “SELVA DE PEDRA” (1986), “HIPERTENSÃO” (1986/1987), “FERA RADICAL” (1988), “PACTO DE SANGUE” (1989), “DESPEDIDA DE SOLTEIRO” (1992), “SONHO MEU” (1993), “IRMÃOS CORAGEM” (1995), “ZAZÁ” (1997), “ERA UMA VEZ” (1998), “PECADO CAPITAL” (1998), “O CLONE” (2001), “AMÉRICA” (2005) e a minissérie “AMAZÔNIA – DE GALVEZ A CHICO MENDES” (2007). Em todas atuou como produtor executivo, supervisionando prazos e orçamentos e interagindo com elenco e equipe técnica. No final de janeiro, sofreu um AVC após uma discussão de trabalho com a equipe de produção da nova novela e estava internado no Hospital SÃO LUIZ. Pelo TWITTER, a atriz LÚCIA VERÍSSIMO foi a primeira do elenco da novela a comentar sobre o morto. “Infelizmente, a notícia triste da partida do meu amigo MADUREIRA. Foi meu maior aliado em produção. Meu companheiro maravilhoso de trabalho.” MADUREIRA era divorciado e deixa um casal de filhos, sendo que uma delas, a atriz AIMÉE UBACKER, está no elenco da novela “AMOR E REVOLUÇÃO”. Seu corpo será cremado em SÃO PAULO.

O pintor cubano JORGE CAMACHO morreu hoje em PARIS, aos 77 anos, depois de longa enfermidade. Figura de importância do surrealismo latino, CAMACHO nasceu em 5 de janeiro de 1934 em HAVANA, mas foi viver em PARIS em 1959. Sua obra tem como influência o trabalho de artistas como TAMAYO, MIRÓ, FRANCIS BACON, TANGUY e WILFREDO LAM. Nos anos 1950, o pintor se interessou pelo surrealismo, mas somente na FRANÇA, quando integrou o grupo do poeta ANDRÉ BRETON, o movimento tornou-se chave em sua criação. CAMACHO ainda redigiu em 1988, com o escritor REINALDO ARENAS, carta em que grupo de intelectuais pedia a FIDEL CASTRO por eleições livres em CUBA. 

Forças do grupo reconhecido pela comunidade internacional como legítimo governo da COSTA DO MARFIM tomaram hoje YAMOUSSOUKRO, a capital do país do oeste da ÁFRICA, em uma dura derrota do presidente de facto LAURENT GBAGO. ALESSANE OUATTARA – opositor que, segundo a ONU, venceu a eleição de novembro – deu “horas” para GBAGBO abandonar o poder. No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que impõe sanções contra GBAGBO, que incluem congelamento de bens e proibição de viagens, exigindo sua saída imediata do poder.

A empresa que opera a usina nuclear de FUKUSHIMA anunciou hoje que desativará os quatro reatores danificados no duplo desastre que atingiu o JAPÃO no início do mês, após três semanas de tentativas de controlar a temperatura na central. Especialistas ainda estudam se devem ou não cobrir os edifícios que abrigam os reatores com material especial, para evitar a disseminação de substância radioativa, como foi feito em CHERNOBYL, na UCRÂNIA. A TOKYO ELECTRIC POWER (TEPCO), responsável pela usina, ainda não decidiu o que fazer com os reatores 5 e 6, que estavam desligados no momento da tragédia. O presidente da TEPCO, TSUNEHISA KATSUMATA, disse que a companhia compensará os afetados pelo vazamento da radiação. O nível de iodo radioativo encontrado na água do mar, 300 metros ao sul de FUKUSHIMA é 3.355 vezes superior ao limite permitidos. É o pior nível já registrado nessa área. Acredita-se que o material radioativo esteja escapando pelo ar, ainda que em menor proporção. A água dos reatores danificados evapora, escapando por válvulas, canos e ventiladores danificados.

Depois de desembarcar em LONDRES vindo da TUNÍSIA, o ministro das Relações Exteriores do regime de MUAMAR KADAFI, MOUSSA KOUSSA, decidiu abandonar seu posto. A informação foi confirmada pela diplomacia britânica. Apenas três dias depois de terem conquistado os complexos petrolíferos de RAS LANUF e BREGA, distantes 150 km entre si, os rebeldes os perderam hoje. Em menos de 24 horas, as kataeb, as brigadas leais ao ditador, avançaram 260 km de BIN JAWAD para as proximidades de AJDABIYA.
A CIA iniciou uma operação clandestina na LÍBIA para colher informações e auxiliar os rebeldes que lutam contra o governo de MUAMAR KADAFI, revelou hoje o jornal THE NEW YORK TIMES, citando fontes não identificadas do governo americano. Pequenos grupos operacionais da espionagem americana estariam em território líbio “há semanas”.  

2 012       :      -       SEXTA-FEIRA
SOLENIDADE DE CONDECORAÇÃO DO COMANDANTE DO CPOR/SP E RECEPÇÃO DOS NOVOS ASSOCIADOS DA SOAMI CPOR/SP
O Presidente Executivo da SOAMI CPOR/SP, Sr MARCELO IQUEUTI junto a sua Diretoria Executiva, convoca todos os Soamianos e convida os amigos da SOAMI-CPOR/SP, para a solenidade de outorga do Colar “JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA – O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA ao Comandante do CPOR/SP, Sr Cel Art CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ e para a recepção dos novos Associados da SOAMI CPOR/SP.
Vamos ter uma tarde de grandes trabalhos na Sociedade. Começamos com uma notícia muito desagradável. A PANELLI fez queixa na Corregedoria de não recebimento de verba na confecção de medalhas para o Núcleo MMDC LESTE. Entro em contato com RICARDO, da PANELLI, e ele me manda os totais que um major ainda lhe deve. Depois atendo duas estudantes que estão procurando subsídios para uma monografia sobre a participação da mulher no Movimento Constitucionalista de 1932: INGRID RAROLINE AFFONSO NAVARRO e GABRIELA DA SILVA AMARAL. Elas não tinham terminado a sua entrevista com o presidente quando chegam JÚLIO DARVAS, Presidente da Comissão de Expansão e Desenvolvimento; MARIA LÚCIA CAMARGO, Diretora do Serviço Social e Jurídica (interinamente); MARKUS RUNK, Diretor do Cerimonial. Nesta reunião vamos discutir uma série de assuntos que serão alvo de publicação no “32 EM MOVIMENTO”:
PALAVRAS DO PRESIDENTE EM REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA EM
30 DE MARÇO DE 2012
Sentimos a presença espiritual de GINO STRUFFALDI nesta reunião Comentamos as inúmeras mensagens que recebemos nos últimos dias em lembrança à sua pessoa. Falamos sobre os motivos que nos levaram a mudar o nome do Núcleo “ROMÃO GOMES” para “GINO STRUFFALDI”, em 7 de julho de 2011. Meses atrás o Comandante do Presídio Militar “ROMÃO GOMES” entrou em contato com o Presidente do núcleo que levava o nome do bravo comandante de 32 a fim de montar um outro núcleo naquele Presídio, com o nome do seu patrono. Levado ao conhecimento do presidente houve contatos com a Corregedoria da Polícia Militar, órgão a que pertence o Presídio “ROMÃO GOMES”. Foram feitas as primeiras tratativas no sentido de que o núcleo “ROMÃO GOMES” fosse montado na região onde estão dezenas de quartéis, no miolo da LUZ, justamente onde fica a Corregedoria. Foi por essa razão que liberamos o nome do comandante “ROMAO GOMES” para que intitulasse o novel núcleo. É um esclarecimento necessário a fim de que a neta de ROMÃO GOMES entenda o por quê da troca do nome do núcleo do BUTANTÃ. Liberado o nome do líder da revolução de 32 para o futuro núcleo, caberia a nós dignificar o velho guerreiro GINO, após seis anos de presidência da Sociedade, onde foi o marco divisório do nosso sucesso.      
Em 1º de março criamos a Comissão de Expansão e Desenvolvimento, dando a presidência a JULIO DARVAS, homem de larga vivência na área de marketing, a fim de alavancar os destinos da Sociedade, principalmente agora que estamos comemorando o Jubileu de Carvalho do Movimento Constitucionalista.
Nesta semana mandamos para o governador do Estado o projeto de criação do COLAR DA VITÓRIA, uma honraria que marcará os 80 Anos da Revolução de 32. Pretendemos galardoar em 2012, com o COLAR DA VITÓRIA, todos aqueles que se fizerem merecedores da comenda.
Estamos elaborando hoje o Edital de Convocação da COFAM (Comissão dos Familiares dos Heróis de 32) para eleição marcada para 21 de abril, às 15 horas, no Monumento Mausoléu. Os associados que são descendentes de veteranos poderão concorrer ao cargo desde que estejam quites com os cofres da Sociedade, até dois dias antes do pleito. 
Finalmente esclarecemos uma pendência jurídica acerca do Monumento Mausoléu, patrimônio do Estado de São Paulo, mas que por instrumento passado em cartório pelo último remanescente da Fundação do mesmo, cabe os direitos autorais ao MMDC. Em 2004, de maneira errada, a Sociedade passou a ser parte de um processo reparatório de danos morais e autorais, cuja requerente é a filha de Galileo Emendábili, Fiammetta, pleiteando indenização pelo uso impróprio do Obelisco, tomando-se por base os custos de viabilização de propaganda em local de grande visibilidade na cidade de São Paulo e os prejuízos pela má execução do restauro. Depois de longos anos decorridos, onde o Monumento Mausoléu ficou embargado, com sérios prejuízos para a sua manutenção e restauro necessários, finalmente é dada a sentença em 26 de outubro de 2011. O juiz julgou improcedente os pedidos da autora contra a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e revogou uma liminar previamente concedida onde permitia acesso ao advogado Paolo Emendabili a visitar o Obelisco. Ocorre, porém, que esse senhor invadiu recentemente o Monumento Mausoléu, acompanhado da imprensa, resultado que gerou uma reportagem no Diário do Comércio, em 27 de março de 2012 “O OBELISCO ESTÁ SANGRANDO”. Todas as mazelas atuais no Monumento Mausoléu são decorrentes do impedimento do restauro há vários anos transcorridos, impedimento este ocasionado pelo litígio jurídico provocado pelo neto de Galileo Emendábili. Ele é o único culpado por esse estado de coisas no Obelisco. Se não fosse o interesse de ganhos morais (autorais não os tem), isto é, interesse em ganhar à custa do Obelisco, tudo teria sido resolvido em 2004, quando a Claro teria concluído o desejado e necessário restauro. A sentença de outubro de 2011 condena a requerida TESS S/A (CLARO) ao pagamento de R$750 000,00. O interesse financeiro está patente no processo e causou todo esse atraso no restauro do Monumento Mausoléu. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi altamente prejudicada em tudo isso, pois a não realização do restauro é questionada quase sempre do presidente da Sociedade, alvo de aleivosias e injúrias proporcionadas atualmente pelo neto de Galileo Emendábili. Cabe ao governo do Estado a palavra final em toda essa celeuma.
A reunião termina tarde. Vou nesta noite ao CPOR/SP, onde encontramos muita gente conhecida. MARCELO IQUEUTI, atual presidente executivo da SOAMI CPOR/SP, e membros da diretoria (encontramos nesta noite MARCELO BOER, CID DEVISATI e muitos outros), dão posse aos novos associados e condecoram o atual Comandante, CORONEL Art CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, com o COLAR “JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA – O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA”. O 1º TENENTE PM NATANAEL, Presidente do NÚCLEO MMDC LESTE; 2º TENENTE PM JOSÉ FILHO e CABO PM ROSALYN se fazem presentes neste evento. Conversamos com os membros desse núcleo sobre uma reunião extraordinária marcada para a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 4 de abril, a fim de resolver um assunto gravíssimo que está atrapalhando a vida do núcleo.  Vamos deixar o CPOR/SP depois das 22 horas. Chegamos tarde em casa.

O empresário NEMIAS DOMINGOS DA SILVA, de 68 anos, e a engenheira DAFNE FIDELLINI, de 55, foram mortos a facadas na noite de ontem, na casa onde moravam, em um condomínio de classe média alta, em JANDIRA, GRANDE SÃO PAULO. Os bandidos ainda atearam fogo à residência das vítimas. Segundo a polícia, o mentor do crime é o sócio de SILVA em uma confecção, SAMUEL DE MORAES SOARES, de 28 anos, que está preso. SOARES teria criado um plano para se vingar do sócio por causa de um desentendimento e da vontade de SILVA de romper a sociedade na confecção, que já durava um ano. SILVA desconfiava que era roubado por SOARES e já tinha retirado uma KOMBI usada na confecção. Pensava também em recolher suas máquinas. Enraivecido, SOARES instigou um amigo, SILAS DOS SANTOS NOVAES, de 22 anos, a formar uma quadrilha para invadir a casa de SILVA, segundo a polícia. Ele falou que o empresário tinha 200 mil reais e duas armas guardadas. NOVAES, que também prestava serviços de entrega na confecção, chamou os amigos AGENIL JACINTO DE FREITAS NETO, de 34 anos, JOEL ANTÔNIO VIEIRA, de 32, e WESLEY FREIRE DE SALES, de 21, para participar do assalto. Por volta das 18:30 horas de ontem, SALES cortou a cerca elétrica, invadiu a casa e, no jardim, dominou a engenheira. Ele facilitou a entrada do restante do bando, que encontrou SILVA deitado no sofá da sala. Eles perguntaram onde estavam escondidos os 200 mil reais e as armas. O casal disse que não tinha dinheiro nem armas. Os ladrões não acreditaram e começaram a revirar a residência. Levaram cerca de três horas para descobrir que o empresário e a engenheira diziam a verdade. Como esperavam encontrar armas na casa, não levaram sequer um revólver. Usaram duas facas de cozinha para matar SILVA e DAFNE. Ela foi a primeira a morrer, esfaqueada por FREITAS NETO. Os bandidos resolveram fugir, deixando para trás o empresário ainda com vida. No quintal, porém, decidiram que não seria interessante mantê-lo vivo. Como foi entregador na confecção, NOVAES temia ser reconhecido. Os bandidos voltaram então para matá-lo. NOVAES ficou incumbido de tirar a vida do empresário, mas disse que não sabia como fazer isso com uma faca. FREITAS NETO decidiu ensiná-lo e apunhalou SILVA no peito várias vezes. Depois, cortou seu pescoço.    

Preocupados com o escândalo envolvendo DEMÓSTENES TORRES, parlamentares articulam a expulsão do senador. O DEM deu ultimato a DEMÓSTENES: ou dá explicação convincente sobre seu real envolvimento com o empresário CARLINHOS CACHOEIRA, ou responderá a processo de expulsão. Em diálogo interceptado pela PF, contraventor chama DEMÓSTENES de “chefe”.

Paulistano, FÁBIO GOLDMAN conheceu sua futura esposa, MARLENE, antes de entrar no MACKENZIE, onde se formou em arquitetura em 1963. O namoro continuou durante os anos de faculdade e, com a formatura, vieram dois casamentos, o primeiro, com a pretendente, e o segundo, com a IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), ao qual se associou em 1963, com o registro número 879. Com duas uniões, era de se esperar que GOLDMAN tivesse muitos filhos – e teve. Com MARLENE, foram dois: um menino, hoje cineasta, e uma menina, psicóloga. Já a arquitetura e a IAB renderam, além da participação em diversos projetos, frutos como as funções na diretoria e a presidência na gestão de 1986 a 1989. Em um primeiro momento, em casa, o desafio era juntar dinheiro para ter um imóvel próprio. “Demorou anos para que fôssemos para um apartamento nosso, projetado por ele”, conta MARLENE. Já na carreira, o maior desafio foi um projeto ambicioso. “A ação mais difícil da qual participei foi a realização de uma avaliação sobre o Sistema Financeiro da Habitação para o Ministério da Habitação e Política Urbana. Essa avaliação resultou em um documento rico em análises e sugestões que foi entregue ao governo. Apesar do esforço, tal documento foi engavetado e jamais utilizado”, relatou o arquiteto certa vez. Recentemente, o desafio de FÁBIO foi tentar se recuperar do AVC sofrido há seis meses. “Ele adorava viajar, principalmente para PARIS. Ele queria voltar à FRANÇA, ao menos mais uma vez, mas não foi possível”, diz MARLENE. FÁBIO faleceu no dia 30 de março (nasceu em agosto de 1936). 

A trabalhadora rural DINHANA NIMNK, de 27 anos, foi morta com um tiro de espingarda, em NOVA CALIFÓRNIA, a 200 quilômetros de PORTO VELHO. A Polícia Civil de RONDÔNIA investiga o assassinato, divulgado pela Comissão Pastoral da Terra. DINHANA era extrativista do Plano de Desenvolvimento Sustentável, na cidade amazonense de LÁBREA, a 703 km de distância de MANAUS. Em novembro do ano passado, a casa da trabalhadora foi incendiada em represália por suas denúncias sobre a extração ilegal de madeira na região. No AMAZONAS, nove líderes extrativistas estão sob proteção policial pois são alvo de ameaças de morte.

O presidente da FIFA, JOSEPH BLATTER, disse hoje que nem tudo na COPA estará 100% em 2014, que haverá problemas logísticos e alertou que o País precisa parar de falar e começar a fazer. A COPA DE 2014 já rendeu à FIFA mais de 910 milhões de dólares, um recorde, e sustenta as contas de entidade.

Pressionada desde novembro de 2011 a elevar os recursos de proteção contra a crise de dívidas soberanas, a UNIÃO EUROPÉIA anunciou que vai dotar o Mecanismo Europeu de Estabilidade com 800 bilhões de euros. O valor é 60% maior do que o fundo disporia a partir de julho, mas ainda assim é inferior ao um trilhão de euros desejado pelos mercados.        

A violência voltou a tomar hoje partes da CISJORDÂNIA e da FAIXA DE GAZA, em meio aos protestos do chamado “DIA DA TERRA”, contra a anexação de territórios palestinos por ISRAEL. Houve arremesso de pedras de um lado, e disparos com balas de borracha e gás lacrimogêneo de outro. Dezenas de palestinos ficaram feridos. Em GAZA, um jovem que teria se aproximado da fronteira foi morto a tiros.

Uma semana após a morte do terrorista MOHAMED MERAH em um cerco policial, em TOULOUSE, no sul da FRANÇA, a polícia e os serviços secretos do país fizeram hoje operações conjuntas em seis regiões, incluindo PARIS, para prender membros suspeitos de redes islâmicas radicais. As intervenções resultaram na prisão de 19 pessoas e na apreensão de armas.

O homem que apanhou e foi detido após gritar contra o governo de CUBA e o comunismo pouco antes da primeira missa do PAPA BENTO XVI na ilha, na segunda-feira, foi identificado hoje pela dissidência do país. Segundo o ex-preso político JOSÉ DANIEL FERRER, líder do grupo dissidente UNIÃO PATRIÓTICA DE CUBA, o manifestante é ANDRES CARRIÓN ALVAREZ, que “se encontra atualmente detido”. “Ativistas foram entrar em contato com sua família”, disse FERRER.

Rebeldes tuaregues e islamistas tomaram hoje a estratégica cidade de KIDAL, no norte de MALI. O Movimento Nacional para a Libertação de AZAWAD e homens comandados por AG GHALY, chefe do grupo armado ANSAR DIN, lutam pela separação da região. Hoje, o chefe militar da junta malinesa, AMADOU SANOGO, que deu um Golpe de Estado na semana passada, disse que o Exército precisa de apoio externo para manter a integridade territorial do país.  

2 013    :      -     SÁBADO
Levanto tarde. A SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO foi uma data de profunda reflexão sobre tudo que estamos fazendo neste ano. Revejo também meus trabalhos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Estamos em época eleitoral no MMDC e aguardamos até 15 de abril os nomes dos candidatos aos cargos de Presidente da Diretoria Executiva, Presidente do Conselho Deliberativo e Presidente do Conselho Fiscal. O Edital de Convocação da Assembléia Geral Eleitoral já foi publicado no jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO e comentado pelas redes sociais da Internet, bem como ofício elaborado pela Sociedade a todos os seus associados. Até este final de março não apareceram nomes para concorrer aos cargos. A partir de 1º de abril isso será intensificado porque temos datas já pré-estabelecidas, inclusive para reunião do CONSELHO SUPERIOR e candidatos, a fim de se montar a mesa diretora da Assembléia.  

CARISSIMO CEL VENTURA
Saudações! excelente saber que o senhor ja sabia de tudo via prof. ADILSON CEZAR de meu ingresso na AHIMTB. A bem da verdade eu ja tentava ingressar nessa academia desde 2002, mas finalmente consegui e seguiremos adiante.
Eu gostaria de levar ao vosso conhecimento a visão macro dos eventos que o 1º NC esta elaborando e dirigindo a relização para 2013. Ei-los
1) inaguração em 19 de maio de 2013 (domingo) da praça CAMPINA DE HEROIS e respectiva placa em CAMPINA DE MONTE ALEGRE em ação coordenada e conjunta com o 16º NC. BIAJONE representa CEL VENTURA.
2) inaguração em 14 de julho de 2013 (domingo) da placa GAVIÕES DE PENACHO em CAMPINA DE MONTE ALEGRE em ação coordenada e conjunta com o 16º NC. CEL VENTURA se faz presente com representante do Cmdo do Gpt Aereo PMESP e demais convidados. VTR por conta do 22 I ou helicoptero desse mesmo grupamento..
3) inauguração em 15 de julho de 2013 (segunda) da placa EPOPEIA DO BATALHÃO 14 DE JULHO (vide mais detalhes em email do biajone via GMAIL) na faculdade de direito do largo de São Francisco.
Prezado CEL VENTURA, necessito saber se caso o senhor venha me indicar junto ao MAJ PM RES OLIMPIO (e ele aceite), que data em julho costuma ser a solenidade de concessão da medalha da CONSTITUIÇÃO na Assembleia Legislativa para que eu possa me organizar e ter ai alguma folga de datas para lidar com imprevistos que os eventos acima 2) e 3) possam gerar.
Att, grato e feliz páscoa
BIAJONE
Março 30, 2013

Mario Ventura 
23:15 (1 minuto atrás)

para Prof.JBiajone
CARÍSSIMO BIAJONE
Conversei com o Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO em 27 de março sobre a idéia de condecorar presidentes dos núcleos de correspondência. Ele aceitou a ponderação de colocá-los ao lado de alguns veteranos que irão ser homenageados com a Medalha da Constituição. A sessão solene na Assembleia Legislativa acontece por volta das 13 horas do 9 de Julho. Costumeiramente, tão logo termina o Desfile na Avenida Pedro Álvares Cabral nós vamos para a Assembléia Legislativa. O que falta acertar com ele é a quantidade das medalhas.
Por isso, gostaria que você fizesse uma sinópse da criação dos NC e de suas realizações durante esse pouco tempo da existência dos núcleos, para encaminhar à Assembléia. Possivelmente, no próximo dia 6 de abril irei encontrar com o OLÍMPIO no palanque armado no VALE DO ANHANGABAÚ, quando mais de 1500 soldados irão se formar. Essa turma tem como nome "80 ANOS DA PRIMEIRA VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE 32: A INSTALAÇÃO DA CONSTITUINTE DE 1933". Tornarei a falar com ele sobre a sessão solene de 9 de julho. Também irei convidá-lo a ir até PIRACICABA e SÃO PEDRO no dia 11 de maio e a SÃO JOÃO DA BOA VISTA em 17 de maio. Ele está empolgado com o nosso trabalho e também é nosso associado.

O deputado MARCO FELICIANO (PSC-SP) foi o escolhido neste ano como alvo de protesto político na malhação de JUDAS, da VILA PLANALTO, em BRASÍLIA, bairro próximo ao Palácio da ALVORADA e à Praça dos Três Poderes. A eleição de FELICIANO para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara vem gerando protestos quase diários e dificuldades em conduzir as sessões da Comissão. Há pressão forte de parte da sociedade e de líderes partidários para que FELICIANO renuncie ao cargo, mas o deputado diz que não o fará. “Todos os anos, a malhação do boneco tem um protesto político”, afirmou LEILANE REBOUÇAS, uma das organizadoras do ato. “Neste ano, o Judas foi o deputado FELICIANO, por sua postura de racismo, homofobia e intolerância religiosa”. O pastor também foi JUDAS na malhação em FRANCA, no interior do Estado. 

Moradores da favela MAURO, na SAÚDE, zona sul, atearam fogo em entulho e fecharam a Avenida JOSÉ MARIA WHITAKER, ontem à noite, após a Polícia Militar matar dois jovens na região. Testemunhas afirmam que GIVANILDO FELIX, de 20 anos, e LEOMARCOS SANTOS, de 21, foram executados. Eles também alegam que os PMs impediram o atendimento do SAMU a SANTOS, que estaria vivo quando o socorro chegou. E afirmam que uma falsa perícia adulterou a cena do crime. O caso ocorreu em um beco da favela. SANTOS trabalhava como motoboy e FÉLIX, em uma gráfica. “Vi o PM atirar quando o rapaz (SANTOS) estava no chão. Ele aproximou a arma a uns dois palmos e deu dois tiros”, disse uma testemunha. Segundo os moradores, houve ao menos 13 disparos, com um intervalo de cerca de 30 segundos para os dois últimos. Os PMs fecharam a área em seguida. Todos os moradores ouvidos pela reportagem afirmaram que os médicos não chegaram ao local onde estavam as vítimas. Ficaram na JOSÉ MARIA WHITAKER. “E o rapaz se mexia”, afirmou a mesma testemunha que diz ter visto os tiros. Uma outra testemunha afirmou que, 40 minutos após os tiros, um casal que se identificou como perito mudou a posição das cápsulas e dos corpos. “Às 23 horas, quando os dois já estavam mortos, a verdadeira perícia chegou”, afirmou. “E disse que não havia outra equipe”. Os policiais envolvidos no caso – cujos nomes não foram revelados – afirmaram à Polícia Civil que os rapazes atiraram contra eles. Eles apresentaram dois revólveres, que estariam com as vítimas, e drogas. Também disseram que um médico constatou os óbitos. O DHPP e a Corregedoria da PM vão investigar o caso. A reportagem não conseguiu falar com o SAMU. 

As paredes do ESQUINA GRILL são cobertas de fotos do proprietário, FUAD SALLUM ao lado de personalidades. É possível vê-lo abraçado a PELÉ, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e PAULO MALUF, entre outros. O restaurante teve início como uma lanchonete, em 1966, especializada em hambúrgueres e beirutes. Em 1988, o local ampliou o cardápio e as instalações e passou a oferecer serviço completo de restaurante, sem abandonar sua vocação original de boteco. “Ninguém precisa gritar para ser ouvido. Aqui é o melhor lugar da cidade para bater aquele papo gostoso, regado por uma cerveja geladinha e uma carne ao gosto do freguês”, costumava dizer FUAD. Filho de imigrantes libaneses nascido em SEVERINIA, cidade do interior paulista, ele sempre esteve ligado ao bairro de SANTA CECILIA. O ESQUINA GRILL fica na MARTIM FRANCISCO com IMACULADA CONCEIÇÃO. FUAD foi indicado pelos moradores e comerciantes do bairro a assumir o cargo de presidente do Conselho Comunitário de Segurança. Em 2003, começou a realizar a FESTA DE SANTA CECÍLIA para homenagear os músicos e o aniversário da paróquia, que acontece em novembro. A santa é a padroeira dos músicos. Em 2013, o comerciante virou tema do samba enredo do bloco carnavalesco FILHOS DA SANTA: “FUAD, UM LÍDER COMUNITÁRIO DE VERDADE”. “Filho de imigrantes libaneses / fez amigos e fregueses / viu o progresso chegar – viu Metrô sumir com favela – rua sumir com viela / e Minhocão se levantar”, diz parte da letra do samba. O comerciante tinha paixão por cavalos, apostava nas corridas e chegou a ser diretor do JOCKEY CLUBE DE SÃO PAULO. FUAD SALLUM morreu neste sábado, aos 75 anos, por falência múltipla de órgãos (nasceu em 1937). O corpo está sendo velado no Cemitério SÃO PAULO. Diversos freqüentadores do ESQUINA GRILL deixaram mensagens de pêsames na página do restaurante no FACEBOOK. “A SANTA CECÍLIA está triste e não será mais a mesma com o falecimento de seu maior líder comunitário”, escreveu o juiz de casamentos DANILO ZAMBONI.

O suspeito de ter estrangulado a professora CHRISTIANE SILVA MATTOS, de 37 anos, foi preso na noite de ontem pela Polícia Civil do DISTRITO FEDERAL. O corpo dela foi encontrado dentro de um carro no estacionamento do PARQUE DA CIDADE, em BRASÍLIA, na noite de quinta-feira, dias 27 de março. De acordo com agentes da polícia, o suspeito confessou o crime, mas apresentou três versões para explicá-lo. O homem mora e foi detido em SANTA MARIA, no DF, e foi identificado por impressões digitais. Ele não teria passagem pela polícia.

No início da manhã de hoje foram localizados três corpos do acidente em um píer no PORTO DE SANTANA, no AMAPÁ. Segundo nota divulgada pela empresa responsável, a ANGLO AMERICAN, a busca pelos outros três desaparecidos continuará de forma intensiva. O acidente ocorreu por volta da meia-noite da última quinta-feira, dia 27 de março, quando parte do terreno onde se localiza o píer flutuante, utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro, desmoronou. As causas do desmoronamento ainda estão sendo investigadas. A ANGLO AMERICAN, na nota, lamenta o ocorrido e informa que está oferecendo apoio e atendimento às famílias das vítimas e de seus empregados. A empresa diz ainda que segue apoiando as autoridades locais para auxiliar na operação de resgate e proteção da área atingida. Com o desmoronamento, caminhões, guindastes e parte da área administrativa da mineradora, que estavam em uma estrutura flutuante, caíram no rio.

Cerca de 100 das 1,2 mil lojas da SAARA, centro de comércio popular do RIO, ficaram fechadas hoje, em função do incêndio que destruiu a Papelaria CAÇULA, na Rua BUENOS AIRES, entre a noite de sexta-feira e a madrugada do sábado. Ao todo, dez prédios de uma vidraçaria, um estacionamento, uma perfumaria e uma loja de design de moda, que funcionava ao lado da papelaria. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, MÁRCIO MOTA, seis dos imóveis atingidos estão sendo demolidos, para evitar desabamentos. “Nenhum imóvel corre risco imediato de desabamento, mas é importante que se tome as medidas necessárias para evitar qualquer perigo futuro”. De acordo com o presidente da Associação de Comerciantes do SAARA, ÊNIO BITTENCOURT, o prejuízo é incalculável, já que sábado é dia de grande movimento. Seguranças da região informaram que antes do incêndio teriam visto dois homens no telhado dos prédios onde funcionava a CAÇULA. De acordo com o TENENTE-CORONEL ANDRÉ MELO, do Quartel Central do Corpo de Bombeiros, a hipótese de que tenha sido um ato criminoso não está descartada. “Só a perícia pode dar o parecer exato da causa do acidente, mas temos de apurar todas as possibilidades. Nada está descartado”. A CAÇULA tem 300 funcionários e está na SAARA há 30 anos. O grupo tem 15 lojas no RIO, BAIXADA FLUMINENSE, JUIZ DE FORA e VITÓRIA. A empresa informou que não se sabe o prejuízo causado pelo incêndio. Informou, também, que a loja da SAARA foi fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros há dois meses. O incêndio começou por volta das 23 horas, mas os bombeiros controlaram as chamas só por volta das 2 horas de hoje porque tiveram dificuldades para extinguir o fogo devido aos produtos inflamáveis vendidos pela CAÇULA.

A norte-americana SERENA WILLIAMS, número 1 do ranking mundial não deu chances à russa MARIA SHARAPOVA, manteve o tabu de nove anos sem derrotas para a rival e faturou hoje o MASTERS 1000 DE MIAMI, nos ESTADOS UNIDOS. SERENA não perde para SHARAPOVA desde a final do torneio de LOS ANGELES de 2004 quando foi batida por 2 sets a 1. De lá para cá, as tenistas se enfrentaram dez vezes, com dez triunfos da atual melhor do mundo. Foi o sexto título da norte-americana no torneio de MIAMI.

O PAPA FRANCISCO gravou hoje uma breve mensagem de vídeo em ocasião da exposição do SANTO SUDÁRIO na Catedral de TURIM, na ITÁLIA. O vídeo foi transmitido para todo o mundo no programa “A SUA IMAGEM”, da emissora italiana RAI, enquanto o arcebispo CESARE NOSIGLIA recebia fiéis no templo. Na mensagem, o PAPA afirma que o rosto desfigurado do SANTO SUDÁRIO se parece com o de outros homens e mulheres feridos por uma vida que não “respeita sua dignidade, por guerras e violências que se abatem sobre os mais frágeis”, mas convida à esperança. “O rosto do SUDÁRIO comunica uma grande paz. Este corpo torturado exprime uma soberana majestade. É como se deixasse transparecer uma energia refreada, mas poderosa. É como se nos dissesse ‘tenha confiança, não perca a esperança: a força do amor de DEUS, a força do ressuscitado tudo vence” disse FRANCISCO, que finalizou o vídeo com a oração de SÃO FRANCISCO DE ASSIS. O SANTO SUDÁRIO foi exposto pela última vez em 2010, durante uma visita do PAPA BENTO XVI à cidade. Às 16:30 horas de hoje foi celebrada a Vigília Pascal na BASÍLICA DE SÃO PEDRO, no VATICANO. Na celebração de sua primeira SEXTA-FEIRA SANTA como pontífice, FRANCISCO deitou sobre o tapete vermelho da basílica.

GIORGIO NAPOLITANO, presidente da ITÁLIA, afirmou hoje que não vai renunciar ao cargo e fez um apelo pela formação de uma nova coalizão de governo. O dirigente propôs dois grupos restritos para reunir as principais forças políticas do país. A ITÁLIA vive uma crise desde as eleições legislativas de fevereiro que deram à centro-esquerda maioria absoluta na Câmara, mas não no Senado.

O governo russo pediu hoje “responsabilidade” às CORÉIAS e aos ESTADOS UNIDOS, após o governo norte-coreano declarar “estado de guerra” contra o vizinho do SUL e colocar mísseis de prontidão para atacar bases militares americanas. O governo sul-coreano disse que não detectou “movimentos incomuns” das tropas da CORÉIA DO NORTE.

A TORRE EIFFEL fechou hoje por quase três horas para polícia realizar buscas após uma ameaça de bomba recebida de uma cabine telefônica. Forças de segurança iniciaram a evacuação por volta das 15:30 horas (horário de BRASÍLIA) e, em menos de uma hora, as 1,5 mil pessoas que estavam no lugar – entre visitantes e empregados) - já tinham deixado a torre. Por volta das 18 horas, a torre reabriu.

Um engavetamento envolvendo pelo menos 50 carros ocorreu hoje em uma rodovia perto da localidade de CHEXBRES, na SUÍÇA. De acordo com autoridades locais, nenhuma pessoa ficou ferida com gravidade, apesar do grande susto: diversos veículos chegaram a ficar amontoados uns sobre os outros. Segundo agentes rodoviários, a forte neblina foi a causa dos acidentes em série.      


2 014     :     -    DOMINGO
Manhã de muito trabalho na minha biblioteca. Tenho de recuperar o tempo perdido na semana passada. Pretendo conseguir isso neste domingo, a fim de começar uma nova semana livre de compromissos com dias passados. Começo meu trabalho com as atualizações dos dias 29 e 30 de março.

Cerca 150 pessoas se reuniram neste domingo, 30, para comemorar os 50 anos do golpe militar em São Paulo. O ato foi realizado no vão livre do Masp, com direito a bolo e "Parabéns a você" em homenagem aos militares que implantaram a ditadura no Brasil. O evento foi organizado pelas redes sociais pelo mesmo grupo que na semana passada realizou a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", evento que tentou, sem sucesso, reeditar a histórica passeata anticomunista que reuniu meio milhão de pessoas em São Paulo em 19 de março de 1964. Mesmo com a chuva, os participantes ficaram por horas no local. Além de cantar parabéns, entoaram o Hino Nacional. Vestidos de verde e amarelo, ou cobertos com bandeira do Brasil, os manifestantes seguravam cartazes que defendiam a intervenção militar e acusavam o PT de implantar o comunismo no Brasil. Outras manifestações pró-golpe estão sendo organizadas para esta segunda-feira, 31.
Através da Internet leio uma reportagem do MARCELO GODY que foi publicada no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, neste domingo:
Marcelo Godoy - O Estado de S.Paulo
"Seu filho da puta, traidor. Hoje você fala!" Mandaram-no ficar nu e o sentaram na cadeira do dragão. O tenente-coronel Vicente Sylvestre nunca imaginou que seria torturado. A energia dos choques elétricos atravessava-lhe a alma, e a madeira que prendia suas pernas entrava em sua carne. Sua condição de oficial não lhe serviu de proteção nos interrogatórios do Destacamento de Operações de Informações (DOI) do 2.º Exército, em São Paulo. O major Dalmo Cyrillo (esquerda), o capitão Ênio e o delegado Fleury (direita) - Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
O major Dalmo Cyrillo (esquerda), o capitão Ênio e o delegado Fleury (direita)
A cabeça girava. Lembrava de sua prisão. Era 9 de julho de 1975 quando um carro da Polícia Militar estacionou diante de sua casa, no Butantã, na zona oeste de São Paulo. Dele desceu o coronel Bruno Éboli Bello, chefe do Serviço de Informações da PM. Sylvestre chefiava o Estado-Maior do Policiamento Interior e foi levado ao quartel-general (QG) da PM. O tenente-coronel não era o primeiro militar preso desde que o DOI de São Paulo intensificou a caçada ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), em 1974. Criado em 1969 para pôr ordem na repressão, o destacamento centralizou o "combate à subversão no País", assumindo o lugar do Departamento de Ordem Política e Social, o Dops, onde pontificava o delegado Sérgio Fleury. O trabalho no DOI fez com que dezenas de agentes fossem condecorados pelo Exército com a medalha do Pacificador. Em sua história, o órgão prendeu 2,6 mil pessoas, 51 das quais, segundo os militares, morreram. A conta não inclui a morte de 28 pessoas enviadas a outros cárceres ou que desapareceram - a maioria em ações comandadas pelo capitão Ênio Pimentel da Silveira. O projeto Brasil Nunca Mais listou 876 denúncias de tortura contra o órgão. Sylvestre é parte dessa estatística. "Traíste a tua Pátria e o teu comandante", gritou o então comandante da PM, o general Francisco Batista Torres de Melo, ao ver o subordinado. Sylvestre ficou em uma cela no porão do QG. Dias depois, uma equipe do DOI, chefiada pelo agente conhecido como Capitão Ubirajara, foi buscá-lo. O homem quis encapuzá-lo ali mesmo, mas Éboli não deixou. Obrigaram-no, no entanto, a vestir o macacão verde dos prisioneiros do DOI. Torturavam-se presos políticos e comuns no Brasil antes do regime de 1964. Mas dizia-se que isso não atingia os oficiais. O capitão Luís Carlos Prestes, por exemplo, ficara em uma solitária e vira a mulher, Olga Benário, ser entregue pelo ditador Getúlio Vargas à Gestapo após a repressão ao levante comunista de 1935. Mas não tocaram em seu corpo ou nos dos outros oficiais presos. Após 1964, nenhum oficial preso teve a integridade física garantida - o mais famoso, o capitão Carlos Lamarca, foi morto em 1971. Em 3 de abril de 1974, a Seção de Investigação do DOI sequestrou em São Paulo Walter de Souza Ribeiro. Integrante do Comitê Central do PCB, ele fora reformado ainda tenente pelo Exército em 1951 após assinar um manifesto pacifista. Levado à Casa da Morte, o cárcere clandestino de Petrópolis, no Rio, foi morto com uma injeção para sacrificar cavalos e esquartejado. Sylvestre teve um destino diferente. Conduziram-no ao quartel do DOI, no Paraíso, na zona sul. Acusavam-no de militar na base do PCB. Foi interrogado por oito dias sob as ordens do major Dalmo Muniz Cyrillo. Ficou sem comer. Perguntam-no se o comunismo era o regime ideal para o País. "Não é ideal só para o povo brasileiro, como também para todos os povos", respondeu. Apanhou de porrete e palmatória. Para os agentes, a tortura "fazia o preso falar". Ela não devia poupar nem os colegas de farda. "O Sylvestre foi pro pau sim. A gente passou a ver aquele grupo como traidores que nos matariam se pudessem", disse o agente Chico (nome fictício), do DOI. Além de Sylvestre, outros dois coronéis da PM foram presos e torturados. Ao todo, cerca de 70 policiais foram detidos, o que contrariou o então secretário da Segurança, coronel Erasmo Dias. "Acharam que tinham o direito de pegar qualquer um. Quiseram fazer com esse pessoal o mesmo que faziam com gente da ALN, da VPR e do MR-8", disse em entrevista ainda inédita. Temendo a reação da PM, o governador Paulo Egydio Martins quis pôr um ponto final à ação do DOI. Procurou seus interlocutores em Brasília. Em 23 de julho de 1975, Sylvestre e outros saíram do órgão. Por pouco tempo. Voltaram em 5 de agosto. Puseram-no no pau de arara. Depois, um dos torturadores chutou sua cabeça como se fosse uma bola. Ergueram-no e prenderam os braços em argolas chumbadas na parede, acima de sua cabeça - uma invenção do Capitão Ubirajara. Viu passar outro preso, o tenente reformado da PM José Ferreira de Almeida, o Piracaia, de 63 anos. Queriam nomes. De militares do Exército. Piracaia não resistiu. Na versão do DOI, o tenente se suicidou, enforcando-se com o cinto do macacão amarrado à grade da janela. As pernas dobradas no chão mostravam que não havia altura suficiente para que se pendurasse. Era a primeira morte da série que se completaria com o jornalista Vladimir Herzog e o operário Manoel Fiel Filho. O destino de Piracaia recrudesceu a reação às prisões no governo de São Paulo. O comandante do 2.º Exército, general Ednardo D’Ávila Melo, pediu que o coronel José Barros Paes cuidasse do problema. Paes chefiava a 2.ª Seção do Estado-Maior do 2.º Exército. Mandava na repressão em São Paulo. Os rumores de que Sylvestre havia sido torturado chegaram a Brasília. O caso parou na mesa do ministro do Exército, Sylvio Frota, o que fez dele uma história rara, em que a tortura foi admitida em reunião do Alto Comando do Exército. A ata do encontro, assinada por Frota, relata o espancamento. Paes foi ao DOI e mandou Sylvestre ao Hospital dos Defeitos da Face . "Você tem de devolver o coronel à polícia, mas você não pode mandar o oficial de volta com o olho da maneira em que está", contou Paes. Em 18 de agosto, outro militar preso morreu. Era o coronel José Maximino de Andrade Neto, que, no dia anterior, havia sido despachado pelo DOI às pressas para sua casa. Sylvestre sobreviveu. Foi expulso da PM e, após o regime, anistiado. Quase 40 anos depois, ao lembrar do caso, o coronel Éboli, que o prendeu, disse: "Foi tudo lamentável". No fim dos anos 1970, o DOI parou de matar. Desidratado, sobreviveu ao regime que o criou. Só em 1991 a parceria entre policiais e militares sob o mando do Exército seria desfeita.
Converso, via fone, com LIGIA RÚBIO e AMADO RÚBIO. Ela me explica em detalhes a queda que seu pai teve, na sexta-feira, perto da estação Metrô SANTANA. Foi levado pelo RESGATE ao Hospital do MANDAQUI. Machucou a testa e teve escoriações em outras partes do corpo. O próprio AMADO conversa comigo e está em convalescença. O ALFREDO PIRES tinha me telefonado ontem, mas somente hoje é que fui encontrar o telefone do AMADO, anotado num pedaço de papel após a sua mudança. Esqueci mesmo que tinha lançado o novo telefone em meu computador. O importante é que tudo não passou de um grande susto. 
Sanches Filho - O Estado de S. Paulo
SANTOS - Passado o grande susto, com a dramática vitória por 3 a 2 contra o Penapolense, neste domingo à tarde, na Vila Belmiro, Oswaldo de Oliveira respirou aliviado e quebrou o protocolo, dando uma rápida entrevista ainda no gramado, antes da coletiva que concede depois de conversar com os jogadores nos vestiários. O treinador recusou o rótulo de pé-quente, por ter substituído Gabriel e Leandro Damião, respectivamente, por Rildo e Stefano Yuri, os heróis da classificação, e reconheceu que o Santos não repetiu as últimas boas atuações.
Substituições foram fundamentais na vitória do Santos - Ricardo Saibun/Divulgação
Ricardo Saibun/Divulgação
Substituições foram fundamentais na vitória do Santos
"Sorte. Só sorte, mais nada. Hoje não fomos tão melhores, não. O Penapolense jogou muito bem", disse o treinador, a caminho dos vestiários, enquanto os jogadores permaneciam no campo, aplaudidos pelo torcedores. Rildo foi um dos que mais comemoram a conquista da vaga. Ele entrou aos 15 minutos do segundo tempo e no primeiro lance cruzou a bola na cabeça de Leandro Damião, que só teve o trabalho de escorar paras redes, empatando o jogo e recolocando o Santos no caminho da classificação. "Temos que exaltar a força do Penapolense, mas graças a Deus chegamos à final", disse o atacante. Em nova prova de que na Vila Belmiro o raio costuma "cair duas vezes no mesmo lugar", Stefano Yuri repetiu a dose, ao entrar no lugar de Leandro Damião e marcar o gol da vitória com menos de um minuto em campo, com assistência de Thiago Ribeiro. "Fomos todos iluminados, porque não fosse o pessoal de trás, ataque não teria conseguido o resultado. Agora, vamos atrás do título. Hoje tive a felicidade e a calma para finalizar bem e marcar gol", disse o jovem atacante. Só com o apito final do juiz Marcelo Rogério, David Braz, que cometeu o pênalti do primeiro gol do Penapolense e falhou feio no segundo, marcado por Douglas Tanque, teve certeza de que o seu pesadelo tinha passado. Chorando, o zagueiro se ajoelhou no campo e foi abraçado por meio time. "Estou chorando de emoção", disse. "Não ia ser justo a gente perder esse jogo. Felizmente consegui superar a infelicidade, com o apoio da torcida, que nos ajudou nos piores momentos do jogo". O zagueiro tinha motivos de sobra para comemorar porque se o Santos perdesse o jogo, ele passaria para a história como vilão, com graves consequências para a sua carreira. Depois de ter alguns momentos no Palmeiras, David Braz teve passagem apagada pelo Flamengo e acabou indo para a Vila Belmiro, envolvido com o lateral-direito Rafael Galhardo numa troca por Ibson, mas sofreu contusões e não foi bem nas poucas oportunidades que teve com Muricy Ramalho. Emprestado ao Vitória, na temporada passada, foi pouco aproveitado e retornou ao Santos. Na coletiva de imprensa, Oswaldo afirmou que vai blindar os garotos, que estão expostos demais com seguidas entrevistas. "Caveirinha (Geuvânio) virou Alan Delon. Mas isso é comigo, vou conversar com ele. A gente precisa tomar providência", disse o treinador. Na conversa que teve com os jogadores depois do jogo, o treinador disse que o que se passou neste domingo na Vila Belmiro foi uma lição. "Prefiro ver os erros quando se ganha, porque os erros são esquecidos depois de vitórias. Houve momento de um glamour muito grande, mas voltei ao assunto agora no final, e tem que ter equilíbrio para fazer bem feito o que nós fazemos", disse. Oswaldo também diz que o Santos é um só e não os Meninos da Vila e os outros jogadores.
Daniel Batista - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Sabe aquela noite em que tudo dá errado? Foi assim para o Palmeiras neste domingo. Do início ao fim da partida, nada saiu como esperado. O time alviverde teve de jogar boa parte do tempo sem seus três melhores atletas (Alan Kardec, Fernando Prass e Valdivia) e não conseguiu encaixar uma grande jogada. O Ituano tirou proveito e com um belo gol de fora da área, garantiu a vitória por 1 a 0 e a classificação para a final doPaulistão. O Palmeiras começou a partida com uma notícia ruim. Valdivia chegou a ser escalado entre os titulares, mas, após teste no vestiário, viu que não tinha condições de jogar em decorrência de um inchaço no tornozelo direito – e começou no banco de reservas. Ele só seria chamado no desespero, como aconteceu. A esperança dos 31.191 mil torcedores que estiveram no Pacaembu era ver um time sem magia, mas com muita raça e disposição. O Ituano está longe de ser um time bobo ou que tenta resolver tudo na pancada. A equipe de Itu é bem organizada taticamente pelo técnico Doriva e fez com que o primeiro tempo fosse bem complicado para o Palmeiras.

Um homem morreu e outros dois foram presos após uma perseguição policial ocorrida na noite de ontem, sábado, na região do CAMPO LIMPO, zona sul da capital. O caso aconteceu logo depois de uma abordagem da Polícia Militar a um automóvel ONIX prata durante uma ronda na região. Como os três ocupantes do veículo não pararam, os policiais seguiram o automóvel. Na fuga o carro bateu. Logo em seguida, dois homens desceram armados e dispararam contra os policiais. Na troca de tiros, um dos ocupantes do veículo morreu a caminho do Hospital CAMPO LIMPO, um foi preso e o outro escapou. Ao procurar tratamento médico, o foragido foi identificado por policiais e preso. O próprio hospital avisou aos agentes de segurança que um homem baleado havia acabado de chegar e estava recebendo assistência. Foi encontrado um revólver de calibre 38 dentro do automóvel. O caso ocorreu por volta das 21 horas, próximo ao cruzamento das Ruas VITORINO DE OLIVEIRA e GUERRA DOS MASCATES. Um morador do bairro, de 57 anos, que estava na porta de sua casa, foi atingido por uma bala perdida. O estado de saúde dele não foi informado.

Sete meses após cinco pessoas da mesma família terem sido mortas em casa, na BRASILÂNDIA, zona norte, novas informações colocam em xeque a versão da polícia, a qual diz que MARCELO PESSEGHINI, de 13 anos, teria matado os pais, a avó e a tia-avó e, em seguida, se suicidado. Uma testemunha mentiu sobre o churrasco que teria acontecido na residência da família horas antes do crime. E os indícios principais para corroborar a tese é a existência de ingressos de cinema, os quais provam que a família passou a tarde em um shopping da capital. Os avós de MARCELO disseram à TV BANDEIRANTES que o neto nunca mexeu em uma arma de fogo. “O MARCELINHO nunca soube atirar. Nunca teve contato com arma do pai e ou da mãe”, disseram. Áudio no celular do garoto mostra troca de mensagens carinhosas entre mãe e filho. Uma das primas afirma que o menino não apresentava sinais de ser violento. A Polícia Civil ainda não concluiu o inquérito.

Depois de assustar seus fãs com duas internações em menos de um mês, o humorista RENATO ARAGÃO parece estar se recuperando bem. Hoje, ele apareceu em um vídeo postado pela cantora TÂNIA MARA em seu perfil no INSTAGRAM. “OI, gente, logo mais estarei em casa. Saudades de vocês, beijo”, diz o eterno TRAPALHÃO na gravação, realizada no Hospital SAMARITANO, no RIO. Na legenda do filme, TÂNIA escreveu: “Deus é maravilhoso! E meu amigo RENATO ARAGÃO está um garoto sapeca e com um coração zero bala!”. RENATO foi internado pela primeira vez em 14 de março – um dia após a festa de 15 anos da filha, LÍVIAN ARAGÃO – com um quadro de infarto agudo do miocárdio. No dia seguinte, ele passou por uma angioplastia no Hospital BARRA D´OR e ficou em observação até o dia 19, quando recebeu alta. A tranquilidade, porém, durou pouco: três dias depois, ele voltou a dar entrada no hospital, para o tratamento de uma infecção urinária. No dia 26, RENATO foi transferido para o SAMARITANO. O último boletim médico divulgado pelo hospital informa que o quadro de RENATO é estável, mas ainda não há previsão de alta. Seu último trabalho fixo na TV foi a série “AVENTURAS DO DIDI”, exibida entre 2010 e 2013.

Quatro anos depois de abrir passagem para FERNANDO ALONSO no GP DA ALEMANHA, obedecendo a ordens da FERRARI, FELIPE MASSA decidiu mostrar que uma vez foi o suficiente. Nesta madrugada, o brasileiro ignorou determinação semelhante da WILLIAMS, no GP DA MALÁSIA, e fechou a porta às investidas do companheiro WALTTERI BOTTAS. Ao contrário de 2010, o que estava em jogo desta vez não era a vitória nem mesmo a disputa pelo título. Foi questão de amor-próprio, pode-se dizer. “Respeito o meu trabalho, temos de respeitar uns aos outros. Estou fazendo o melhor que posso para ajudar a equipe e eles precisam fazer o mesmo”, argumentou MASSA, que terminou a corrida em sétimo, uma posição à frente de BOTTAS.
A polêmica teve início a quatro voltas do fim da corrida, quando a WILLIAMS indicou a estratégia a ser seguida pelo brasileiro. “VALTERRI está mais rápido do que você. Não o segure. Ele tem pneus melhores”, avisou um dos engenheiros da equipe, pelo sistema de rádio. MASSA ignorou o apelo e segurou a posição. “Ouvi a mensagem, lutei até o fim e fiz minha corrida. VALTTERI não conseguiu me passar. Seria difícil ele passar o JENSON. Creio que fiz o correto”, explicou. “Não acho que o clima vai estar ruim na garagem. Meu objetivo era marcar o máximo de pntos para mim e para a equipe. Ainda estamos na segunda corrida.”
Quase seis décadas depois, a MERCEDES conquistou uma dobradinha nas primeiras posições da F1. Hoje, LEWIS HAMILTON venceu o GP DA MALÁSIA, com NICO ROSBERG em segundo. SEBASTIAN VETTEL , da RED BULL, foi o terceiro. A última vez em que a escuderia havia conseguido colocar seus dois pilotos nas posições mais altas do pódio havia sido no GP da ITÁLIA de 1955, com JUAN MANUEL FANGIO e PIERO TARUFFI. No mesmo ano, a MERCEDES deixou a F1, voltando a disputar a categoria apenas em 2010. Para HAMILTON, a etapa também foi de conquista de marca pessoal. Ele completou 23 vitórias na carreira, empatando com o brasileiro NELSON PIQUET como o 11º piloto com mais vitórias na categoria. Na comemoração, o inglês homenageou as vítimas do voo desaparecido da MALAYSIA AIRLINES. “Depois da tragédia de três semanas atrás, eu gostaria de dedicar isso às famílias”, disse.

A esposa do ex-piloto MICHAEL SCHUMACHER, CORINNA, está montando um quarto de UTI de 37 milhões de reais em sua casa, na SUÍÇA, segundo informações do jornal britânico “DAILY MAIL”. A estrutura será utilizada para receber o alemão, em coma há três meses em um hospital de GRENOBLE, na FRANÇA, após ser vítima de um acidente de esqui. Apesar do esforço da família, a situação de SCHUMACHER não é animadora. Médicos alegam que, se acordar, o heptacampeão da F1 ficará em estado vegetativo pelo resto da vida.

As forças de segurança estadual e federal ocuparam em cerca de 15 minutos o COMPLEXO DE FAVELAS DA MARÉ, em operação iniciada às 5 horas no RIO DE JANEIRO. Um total de 1.180 policiais militares e 130 policiais civis receberam apoio de policiais federais, policiais rodoviários e de 250 fuzileiros navais. Nenhum tiro foi disparado durante a tomada da área, formada por 15 favelas. As bandeiras do BRASIL e do RIO DE JANEIRO foram hasteadas por volta das 9:40 horas, simbolizando a retomada do território pelo Estado. Pelo menos 118 pessoas foram detidas e 440 quilos de maconha, apreendidos, além de 362 munições, sete fuzis, cinco espingardas, duas metralhadoras e 18 granadas. O Secretário de Segurança Pública do RIO, JOSÉ MARIANO BELTRAME, disse que as forças de segurança ocuparam favelas para ficar e a partir de agora a área será devolvida à população. A MARÉ tem papel fundamental porque em suas imediações estão situados centros e instalações importantes para o desenvolvimento do Estado. Ele citou o Aeroporto Internacional de ANTONIO CARLOS JOBIM, as vias expressas AVENIDA BRASIL e LINHA VERMELHA, a Universidade Federal do RIO e o Centro de Pesquisa da ILHA DO FUNDÃO, com alguns dos maiores e mais modernos laboratórios de pesquisa do mundo.     

Quatro detentos fugiram hoje do Complexo Penitenciário de PEDRINHAS, em SÃO LUÍS (MA). Um túnel ligava a cela 14 do Bloco B às guaritas do presídio. A suspeita é de que os fugitivos tenham saído do túnel e pulado o muro. “Já pedimos o afastamento dos seguranças, que são terceirizados, porque a saída é próxima às guaritas. Vamos abrir sindicância para apurar se houve conivência ou negligência”, disse o secretário da Justiça e Administração Penitenciária, SEBASTIÃO UCHÔA, ao G1. 

Mesmo com a possibilidade de o pouso de emergência da aeronave da AVIANCA ter virado uma grande tragédia, na sexta-feira, o comandante EDUARDO VERLY, 45 anos, disse que foi sua aterrissagem mais “manteiga” (suave). “As pessoas estão me achando herói, mas não me sinto assim. Sou uma pessoa normal, que foi treinada e seguiu todos os procedimentos”, afirmou, hoje, em entrevista à FOLHA DE SÃO PAULO. O avião aterrissou com o trem de pouso dianteiro recolhido.  

O Estado de S. Paulo
MADRI - Dois jornalistas espanhóis que ficaram reféns de um grupo ligado à Al-Qaeda durante seis meses foram libertados e voltaram ontem para Madri, onde foram recebidos por familiares, amigos e colegas.
Ricardo Vilanova e Javier Espinosa em Madri - Gabriel Pecot/ AP
Gabriel Pecot/ AP
Ricardo Vilanova e Javier Espinosa em Madri
O veterano repórter Javier Espinosa, chefe do escritório do Oriente Médio do jornal El Mundo, e Ricardo Vilanova, fotógrafo freelancer, chegaram à capital espanhola a bordo de um jato executivo do governo espanhol, menos de 24 horas depois de terem telefonado da Turquia dizendo que estavam livres e fora de perigo. Antes de ganhar a liberdade, Espinosa e Vilanova estavam em uma longa lista de jornalistas que haviam sido sequestrados enquanto cobriam o conflito na Síria, que, de acordo com organizações de defesa da imprensa tornou-se o país mais perigoso no mundo para repórteres. Foram militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante que sequestraram Espinosa e Vilanova em um posto de controle na cidade de  Tal Abyad na província oriental de Raqqa, em 16 de setembro. Os dois jornalistas, que viajavam com frequência para a Síria, para cobrir a disputa entre o presidente Bashar Assad e os rebeldes que tentam depô-lo, estavam indo de volta para casa depois de duas semanas de trabalho.
O príncipe WILLIAM e a duquesa de CAMBRIDGE, KATE MIDDLETON, divulgaram uma nova foto na qual aparecem ao lado do filho, o príncipe GEORGE, de 8 meses. A imagem foi feita em uma das janelas do Palácio de KENSIGTON (INGLATERRA). A foto, divulgada no sábado, mostra o momento em que GEORGE olha para LUPO, o cachorro de estimação da família. O casal real divulgou a imagem antes de uma viagem de três semanas que farão para a NOVA ZELÂNDIA e AUSTRÁLIA.

Dois avós estão sendo processados na ITÁLIA por influenciarem demasiadamente os netos de 3 e 10 anos. Quem entrou na Justiça foi a filha dos idosos, PATRIZIA, de 42 anos. A mulher alega que seus pais se comportam de maneira “invasiva”. Quando PATRIZIA pediu mais privacidade, os pais teriam passado a perseguir a família, tocando a campainha, ligando e mandando inúmeros torpedos. O tribunal de MÓDENA deverá julgar se o comportamento do casal se enquadra na lei italiana contra perseguição persistente. Caso sejam condenados, os avós podem ser obrigados a se afastar das crianças e evitar contatos.







30 DE MARÇO DE 2015      :     SEGUNDA-FEIRA
FORÇA TÁTICA 20º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - COBRA 20

O Comandante do 20º BPM/M tem a honra de convidar Vossa Senhoria para solenidade em homenagem ao aniversário de criação da Força Tática e entregas de Laúreas de Mérito Pessoal e Medalhas de Honra ao Mérito.
data: 30 de março  de 2015 - Segunda-Feira.
Horário: 9>30 horas.
Local: MUSEU DA BÍBLIA DE BARUERI
AVENIDA SEBASTIÃO DAVINO DOS REIS, 672
JARDIM DOS CAMARGOS, BARUERI - SP.
Uma viatura do 20º BPMM vem me buscar às 8 horas. Vamos enfrentar um trânsito carregado na VIA DUTRA e na MARGINAL TIETÊ, mas a habilidade do motorista faz com que cheguemos no local da solenidade às 9:20 horas.
Ali cumprimentamos as autoridades que serão agraciadas com a Medalha MMDC da Sociedade Veteranos de 32-MMDC: Deputado Federal EDUARDO BOLSONARO, Deputado Estadual GIL LANCASTER; TENENTE-CORONEL RICHARD ALVES FIORAVANTE (Comandante do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve); TENENTE-CORONEL PAULO DE ÁVILA RITO (Chefe do 22º Depósito de Suprimentos); TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS DA SILVA (Comandante do 20º BPMM); MAJOR SILVANO VILLELA (Chefe da 3ª Seção do Estado Maior do 22º Depósito de Suprimentos); MAJOR PM MARCOS ROBERTO ROQUE (Coordenador Operacional do 20º BPMM); Senhora JOSETE GONÇALVES DE CASTRO (viúva do CORONEL PM JOSÉ RAIMUNDO DE CASTRO); VALDIR SIFUENTES (empresário); ROBERTO TOSHIO (Empresário SUPERMERCADOS SAN); Associação Residencial e Empresarial de ALPHAVILLE, na ocasião representada pelo senhor GERSON MATIUZZI XAVIER e ELIAS DE CARVALHO JUSTINIANO; WILLIAM DE SOUZA (empresário da ABRANGE); ELIZÂNGELA DIAS (Secretaria da Habitação do Município de BARUERI); EDMILSON GUSMÃO DE OLIVEIRA (Departamento de Águas do Município); ANTÔNIO JOSÉ TOMAS NETO (Pintor automotivo); MAURÍCIO PEREIRA COSTA (empresário); LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR (Superintendente do Hospital Municipal de BARUERI); 1º TENENTE PM BRUNO CARVALHO SALMERON (Chefe da Seção de Operações do 20º BPMM); 1º TENENTE PM GUSTAVO MORALES SOLER VARELA DA SILVA (Comandante do Pelotão FORÇA TÁTICA). 1º SARGENTO PM FERNANDO DE LIMA; 1º SARGENTO PM RICARDO ROBERTO DOS SANTOS; 1º SARGENTO PM VAGNER PRADO; 2º SARGENTO PM VAGNER DA SILVA; CABO PM AURELINO ANACLETO DE ARAÚJO; CABO PM JEFFERSON BISPO DE SOUZA; CABO PM JOÃO MORAIS DA SILVA; SOLDADOS PM ADILSON DOS SANTOS, EDER PIOVEZANI SILVA, ALEXSANTER DE ALMEIDA RAMOS, MARKO CÉSAR DIAS, VITOR CRISTILDER DOS SANTOS.
São entregues também as láureas do Mérito Pessoal em 4º, 3º e 1º grau (esta para o CABO PM MARCELO DE JESUS FALQUETI).
Há também a entrega de homenagem da FORÇA TÁTICA para o DEPUTADO FEDERAL EDUARDO BOLSONARO; DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA e DEPUTADO ESTADUAL GIL LANCASTER.
O 20º BPMM também homenageia as cidadãs brasileiras: ANA JÚLIA e sua mãe, MARIA EDUARDA.
O CORONEL PM ERNESTO PUGLIA NETO, Comandante do CPA/M-8 (OSASCO) preside a solenidade. Ele é filho do CORONEL PM ADOLECYR PUGLIA, que, em 1984 era o Comandante do Policiamento de Choque. ERNESTO PUGLIA NETO nasceu em 22 de julho de 1969. Entrou para a PMESP em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988 (quando eu já era CORONEL PM e comandava a Área Centro). Foi promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1989. Sua promoção a 1º TENENTE é de 15 de dezembro de 1990.
Terminada a solenidade, uma viatura transporta-me até o centro de SÃO PAULO, ou seja, até as imediações do Corpo de Bombeiros.
Vou à Associação Comercial e entrego o EDITAL DE CONVOCAÇÃO das ASSEMBLÉIAS GERAL e GERAL ELEITORAL, para ser publicado no DIÁRIO DO COMÉRCIO. Sou atendido, de maneira prestimosa e gentil, pela VALÉRIA DOS SANTOS, na Secretaria Geral da Associação Comercial. Ela entra em contato com MARCEL SOLIMEO e fica acertada a publicação do EDITAL. VALÉRIA me comunica que haverá reunião do Conselho Cívico e Cultural na próxima segunda-feira, dia 6 de abril.
São quase 15 horas e vou ao 5º Andar da Câmara Municipal. Ali converso com o vereador NELO RODOLFO, JOAQUIM  e outros assessores do vereador sobre os Ofícios de Outorga da MEDALHA DRÁUSIO, que já deverão começar a ser entregues o mais rapidamente possível.
Saio da Câmara Municipal por volta das 16 horas. Retorno a GUARULHOS, cansado pelas minhas andanças nesta segunda-feira.

Editorial do jornal O Estado de S.Paulo
O grande culpado
Publicado no jornal O Estado de S.Paulo – 30-03-15
A grave crise política e econômica na qual o País está mergulhado coloca Dilma Rousseff na berlinda. E não poderia ser diferente. Afinal, ela é a presidente da República e tem demonstrado uma inacreditável inépcia no exercício das funções de primeira mandatária. Mas uma análise conjuntural que amplie o foco de observação da cena política para além dos episódios do dia a dia e se projete sobre os 12 últimos anos expõe à luz o protagonista oculto, o ardiloso responsável maior pela tentativa de reinventar o Brasil - aventura que hoje custa caríssimo para cada um dos brasileiros: Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma das conhecidas habilidades políticas de Lula é desaparecer de cena, procurar as sombras, fingir-se de morto para o grande público quando o perigo ronda. Exatamente como está fazendo no momento. Outra é só dizer o que sabe que as pessoas querem ouvir. Faz isso desde os tempos em que frequentava o palanque sindical da Vila Euclides, no ABC. Outra ainda é ser um mestre em salvar aparências, mantendo, além de uma linguagem convenientemente popular, a pose de "homem do povo" que mora num modesto apartamento em São Bernardo, quando passa a maior parte do tempo voando de primeira classe ou em jatos executivos e hospedando-se em hotéis cinco-estrelas ou em mansões de amigos milionários.
Ao longo de mais de 20 anos na oposição "a tudo o que está aí", Lula conduziu o PT na tentativa de impedir a aprovação, entre outras, de iniciativas de importância histórica como a Constituição de 1988, o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o programa de desestatização da telefonia que permitiu que praticamente todos os brasileiros disponham hoje de um telefone celular. E, depois de perder três eleições presidenciais consecutivas, chegou à conclusão de que precisava abandonar as velhas bandeiras para conquistar o poder, chegando ao Palácio do Planalto em 2003 graças à profissão de fé liberal contida na oportunista Carta aos Brasileiros.

Na presidência, com Antonio Palocci na Fazenda, garantindo a observância dos fundamentos econômico-financeiros lançados no governo FHC e uma competente retórica populista, Lula navegou nas ondas da conjuntura internacional favorável e desenvolveu programas nas áreas econômica e social, cuja repercussão o levou à imodesta convicção de que se havia transformado em grande estadista.
Na segunda metade do primeiro mandato Lula enfrentou um primeiro grande desafio: o escândalo do mensalão, assalto aos cofres públicos urdido e chefiado pelo então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, com o objetivo de consolidar o "presidencialismo de coalizão", com a compra do apoio de parlamentares, e o levantamento de recursos para financiar as atividades do PT. De início, dizendo-se ignorante da trama armada sob suas barbas, Lula mostrou-se indignado e declarou que o PT deveria se desculpar com os brasileiros. Seu projeto de reeleição em 2006 ficou seriamente ameaçado. Mas, com a ajuda da popularidade em alta, oposição tíbia, indicadores econômicos positivos e projetos sociais relevantes e devidamente propagandeados, Lula foi reconduzido ao Planalto.
Com a bola cheia, passou a negar a existência do mensalão e continuou solidarizando-se com a companheirada envolvida no escândalo. Enquanto isso, já corria solto o esquema sucessor do mensalão, o do propinoduto da Petrobrás. Era apenas uma das facetas, talvez a mais sórdida, da privatização do Estado por meio da colocação do governo a serviço do projeto de poder do PT. E, mais uma vez, é impossível de acreditar que o presidente da República ignorasse o que se passava.
Diante da impossibilidade de um terceiro mandato, Lula tratou de selecionar a dedo seu sucessor. Dilma, a "gerentona", a "mãe do PAC", parecia a escolha perfeita. Mas já no primeiro ano de governo ela teve um assomo de autossuficiência ao promover uma "faxina" no Ministério que em boa parte herdara de seu mentor. Desde então Lula vem tendo dificuldades cada vez maiores para controlar a pupila. Foram quatro anos de dilapidação, não só da economia nacional, mas principalmente da moral e dos bons costumes na Administração Pública e na política. Essa razzia se deve à ação e omissão de Dilma. Mas quem armou o projeto de poder baseado na imoralidade e escalou a sucessora foi Lula. Cabe-lhe, portanto, prioritariamente, a culpa por "tudo o que está aí".

O boliviano e costureiro DAVI VARGAS VALVERDE, de 26 anos, morreu após ser baleado dentro de casa durante um assalto à mão armada. O crime ocorreu às 3 horas, no PARQUE DO CARMO, zona leste. Três ladrões pularam o muro, entraram na residência e aterrorizaram as vítimas que ali viviam. Segundo os sobreviventes, os bandidos queriam dinheiro. Dentro da casa estava VALVERDE e outras quatro pessoas. Todas foram levadas para um dos quartos e amarradas com um cabo de carregador de celular. Segundo a polícia, as vítimas ficaram assustadas e começaram a gritar, o que teria deixado os criminosos nervosos e agitados.
As testemunhas contaram ainda que os suspeitos eram violentos e as ameaçavam com uma arma o tempo todo. Em determinado momento, os bandidos decidiram ir embora levando apenas celulares.
Entretanto, o boliviano conseguiu se soltar e começou a lutar com os bandidos. Neste momento, VALVERDE foi baleado nas costas. A vítima chegou a ser socorrida ao hospital SANTA MARCELINA, mas não resistiu. As demais vítimas não ficaram feridas. Os criminosos fugiram.

Uma sucessão de erros envolvendo álcool e semáforos quebrados provocaram a morte de um motociclista na Avenida JORNALISTA ROBERTO MARINHO, no BROOKLIN, zona sul, ontem à noite. LUIZ GEOVANY VIEIRA COSTA, de 19 anos, que estava na garupa, foram atingidos por um HYUNDAI HB20, no cruzamento com a Rua RIBEIRO DO VALE.
O acidente ocorreu quando as vítimas seguiam no sentido MARGINAL PINHEIROS. O rapaz morreu na hora. Com fraturas na perna e na bacia, a jovem está internada em estado grave e passará por cirurgia hoje.
No momento do acidente o motorista do carro, RAFAEL FERREIRA COSTA, de 25 anos, estava com sinais de embriaguez e os dois semáforos do cruzamento, no verde e amarelo piscante ao mesmo tempo. Segundo vizinhos, os faróis estavam naquela situação desde a manhã do domingo, quando começou a chover forte na região.

Ao menos oito pessoas colocaram fogo em um ônibus e deixaram duas pessoas feridas ontem à noite (domingo), em OSASCO. Segundo o motorista, os criminosos pararam o veículo, roubaram os passageiros  e não esperaram as pessoas desembarcar para incendiar o transporte. O motorista e um passageiro tiveram ferimentos leves.

O músico DANIEL NUNES AQUINO, de 25 anos, morreu após levar um tiro nas costas em frente a um bar, na madrugada de segunda-feira, em SANTOS, litoral paulista. De acordo com a Polícia Civil, o músico tocava no estabelecimento e, quando saiu para fumar, um homem dentro de um carro preto atirou contra ele. O músico chegou a ser socorrido com vida ao hospital. Ele era integrante da banda TR3vo.

A presidente DILMA ROUSSEFF comentou hoje as declarações do ministro da Fazenda, JOAQUIM LEVY, sobre sua gestão e disse que o ministro foi "mal interpretado". Em palestra na última semana, LEVY disse que DILMA tem "um desejo jenuíno de acertar as coisas, não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno", segundo gravação obtida pela "FOLHA DE SÃO PAULO". "Não tem porque criar maiores complicações por isso, ele (LEVY) já explicou isso exaustivamente. Ele ficou bastante triste com isso e me explicou. Tenho clareza de que ele foi mal interpretado", disse a presidente, em CAPANEMA (PARÁ).

O presidente da CAMARGO CORRÊA, DALTON AVANCINI, foi solto hoje pela manhã. O executivo, que estava detido na Superintendência da Polícia Federal em CURITIBA, fechou acordo de delação premiada e vai cumprir prisão domiciliar em casa, em SÃO PAULO. AVANCINI estava preso desde novembro e é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa nas investigações da LAVA JATO, que apura corrupção na PETROBRÁS. Durante o período da prisão domiciliar, ele será monitorado por uma tornozeleira eletrônica. No total, 15 acordos foram feitos entre investigados e o Ministério Público Federal.

A perícia espanhola tem 45 dias para apontar a causa da morte do universitário mineiro VICTOR MARCELINO MENDES MARTINS DE CARVALHO, de 24 anos. Ele foi encontrado morto no dia 25 dentro da casa onde morava, na cidade de LLEIDA, na ESPANHA. Ele estudava na Universidade de LLEIDA desde setembro de 2014, como intercambista do programa CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS. Em nota, a Universidade Federal de VIÇOSA (MG) lamentou a morte do jovem e informou que ele ingressou na instituição em 2010, na primeira turma do curso de medicina. O Consulado brasileiro em BARCELONA acompanha o caso.

O copiloto ANDREAS LUBITZ, 27 anos, passou por tratamento psiquiátrico que envolvia tendências suicidas. A informação é da Promotoria alemã, que investiga as causas do desastre aéreo que matou as 150 pessoas a bordo do voo 9225 da empresa GERMANWINGS.
Segundo o promotor de DÜSSERDOLF, CHRISTOLPH KUMPA, embora o jovem tenha passado por acompanhamento médico, os papéis não apontam tendências agressivas a terceiros. "Encontramos documentação médica que prova que não havia doença orgânica. Se ele teve algum problema físico, não foram achados indícios", afirmou KUMPA. Ainda conforme o promotor, LUBITZ visitou consultórios nos últimos tempos, mas essas últimas consultas não indicavam mais tendências de se matar.
Diante dos novos fatos, o promotor recuou na hipótese que ele mesmo havia citado na semana passada de suicídio e homicídio e recusou a especular quais as causas da queda do avião. LUBITZ é suspeito de ter jogado o AIRBUS A320 deliberadamente nas montanhas francesas. O voo saiu de BARCELONA e pousaria em DÜSSELDORF.
A dificuldade de se chegar a um desfecho nas investigações faz com que as famílias das vítimas pressionem ainda mais a LUFTHANSA, dona da GERMANWINGS. Um dos diretores disse que "não consegue" dar respostas. Jornais europeus, além do americano "NEW YORK TIMES" divulgaram dias depois da tragédia, ocorrida no dia 24, que o copiloto sofria de transtornos psiquiátricos.
O áudio da caixa-preta demonstrou que o piloto PATRICK SONDERHEIMER sau da cabine e não conseguiu retornar, pois o copiloto teria se trancado no local. A transcrição mostra o desespero do comandante gritando para que LUBITZ abrisse a "maldita porta".

Após os ataques que deixaram 22 mortos, no dia 18, o MUSEU DO BARDO foi reaberto ao público, hoje, na TUNÍSIA. Autoridades disseram no domingo que nove integrantes do grupo responsável pelo ataque foram mortos. O museu possui acervo de 8 mil peças com destaque para a coleção de mosaicos romanos. O equipamento cultural é o símbolo da indústria turística nacional, vital para o país, que tenta se afirmar enquanto democracia desde 2010, quando se iniciou a PRIMAVERA ÁRABE.

Um rinoceronte escapou de uma reserva natural no NEPAL, na ÁSIA, caminhou 20 km até a cidade, matou uma pessoa e feriu outras seis. A tragédia ocorreu hoje no município de HETAUDA, conforme a agência FRANCE PRESS. Durante a fuga, o animal perseguiu veículos e aterrorizou pedestres nas ruas. Os moradores tentaram, sem sucesso, fazer com que ele saísse da área urbana. Segundo o jornal "THE GUARDIAN", funcionários da reserva estavam a caminho para deter o rinoceronte com tranquilizantes.

Dois homens tentaram invadir com um carro a Agência Nacional de Inteligência (NSA), em MARYLAND, nos EUA, e foram baleados pela segurança do complexo FORTE MEADE, onde fica a sede da agência. Houve troca de tiros e um dos invasores morreu. O outro ficou gravemente ferido. Segundo a rede de televisão NBC, o veículo era roubado e a dupla estava disfarçada de mulher. O FBI investiga o caso e já descartou a hipótese de terrorismo.   

Um avião da TURKISH AIRLINES com destino ao Aeroporto de GUARULHOS, desviou sua rota, aterrissando em CASABLANCA, no MARROCOS, por causa de uma ameaça de bomba. Essa foi a segunda ameaça do tipo contra a empresa em dois dias. Logo após voo TK15 ter decolado de ISTAMBUL (TURQUIA), um bilhete com a palavra "bomba" foi achado no banheiro. O BOEING 777 declarou emergência e pousou no Aeroporto Internacional MOHAMMED 5º, às 9:30 horas, (horário de BRASILIA), de hoje. Nada foi achado na inspeção. Para evitar pânico, a companhia não avisou os 256 passageiros da suspeita.

2 016    :     -    QUARTA-FEIRA
Logo mais deveremos fazer uma viagem até SÃO JOÃO DA BOA VISTA, a fim de participar de uma solenidade de entrega da MEDALHA DRÁUSIO e também do COLAR DA VITÓRIA para o CORONEL PM HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO. Trata-se do aniversário do 24º BPMI, Unidade esta já nossa conhecida. É a região onde o MAJOR ROMÃO GOMES atuou na revolução constitucionalista de 1932. Também tem a sua heroína, MARIA SQUASSÁBIA, a mulher que foi para a batalha vestida de soldado (conhecida como SOLDADO MÁRIO) e teve atuação destacada, inclusive prendendo um oficial das forças do governo GETÚLIO VARGAS.
Pela manhã, atualizo as últimas datas. Vejo as imagens da solenidade de ontem, quando foi criado o Núcleo MMDC "PELA LEI E PELA ORDEM", na Assessoria Militar da Câmara Municipal de São Paulo.
Às 14horas, chegam em casa os Cabos PM LEANDRO e ZACARELLI. O LEANDRO já é nosso conhecido de outras viagens a SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Ele é o motorista da viatura que vai me conduzir até a sede do 24º BMPI.
A viagem é tranquila, principalmente porque tenho de, através celular, entrar em contato com LUCIANA, que é a presidente do NÚCLEO MMDC-CRUZEIRO "CAPITÃO NECO". Ela precisa de algumas instruções para que tudo se realize a contento em 19 de maio, data marcada para a instalação do núcleo no Colégio ARNOLPHO DE AZEVEDO, local onde foi assinada a Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista, em 2 de outubro de 1932.
No 24º BPMI, sou recepcionado pelo MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO, Comandante Interino, MAJOR PM  e demais oficiais da Unidade. Eles estão aguardando a chegada do CORONEL PM HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO para as despedidas formais ao Comandante que está deixando o CPI-9, transferido que foi para a região de RIBEIRÃO PRETO.
Um pouco antes do horário marcado para o início da cerimônia de comemoração dos 37 anos da existência do 24º BPMI, vamos ser conduzidos para o TEATRO CARLOS GOMES, um dos marcos de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Ali, aguardamos a chegada dos componentes da Unidade e seus familiares, além dos convidados pelo Comandante MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO. Um deles é o nosso companheiro dos bancos escolares do antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO (atual APMBB), CORONEL PM TADEU SIMÕES MACHADO, pai do MAJOR PM NERI.
Surpreendentemente, vejo a chegada do CORONEL PM ÉRICO HAMMERSCHMIDT JÚNIOR. Ele conta que deixou o Comando do CPA/M-7 (GUARULHOS) e assumiu o Comando do CPI-9 (no lugar do CORONEL PM HUMERTO GOUVÊA FIGUEIREDO). O 24º BPMI é uma das Unidades que pertence ao CPI-9.
Tenho oportunidade de conversar com o CORONEL PM FIGUEIREDO, agora Comandante do CPI-3 (RIBEIRÃO PRETO), sobre o Núcleo "SARGENTO MACHADO", presidido pelo Juiz RICARDO MONTE SERRAT, que abrange a região daquela cidade. Ele demonstra interesse pela presença da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em RIBEIRÃO PRETO e promete ligar para o Juiz RICARDO.
Antes do início da solenidade, conversamos com vários oficiais que hoje são condecorados com a MEDALHA DRÁUSIO, entre eles: CAPITÃES PM ALEXANDRE LUIZ BERGAMASCO PEDRO, Comandante da 1ª Companhia da Unidade; JAMILSON ROGÉRIO GERÔNIMO, Comandante da 2ª Companhia; FERNANDO MEDEIROS GONÇALVES, Comandante da 3ª Companhia; ADRIANO RIQUENA COSTA, Comandante da 4ª Companhia; RODRIGO DE OLIVEIRA CARNEIRO, Oficial Adjunto de Justiça e Disciplina; Médico DANIEL CARVALHO KALLÁS, médico da Unidade Integrada de Saúde da Unidade; vários tenentes, subtenentes, sargentos, cabos e soldados.
Composta a Mesa de Trabalhos, com a canção do HINO NACIONAL BRASILEIRO tem início a solenidade.
O MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO faz eloquente discurso. Há uma apresentação do PROERD e várias pessoas se emocionam. Em seguida, há entregue das láureas de mérito pessoal. A MEDALHA DRÁUSIO é entregue após isso.RECEBEM A MEDALHA: 
MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO
MAJOR PM LUÍS HIROMI NAGAO 
 CAPITÃO PM ALEXANDRE LUIZ BERGAMASCO PEDRO
CAPITÃO PM JAMILSON ROGÉRIO GERÔNIMO
CAPITÃO PM FERNANDO ROGÉRIO GONÇALVES
CAPITÃO PM ADRIANO RIQUENA COSTA
CAPITÃO PM RODRIGO DE OLIVEIRA CARNEIRO
CAPITÃO Méd DANIEL CARVALHO KALLÁS
1º TENENTE PM  RAFAEL RICHARD ROSSETTO
1º TENENTE Dent PM THIAGO MEDINA BRASOLOTO
1º TENENTE PM OSMAR LUIZ GIACON SANTA ROSA 
1º TENENTE PM DANIEL FERREIRA LOPES
1º TENENTE PM CARLOS ROBERTO NEGRINI
JUIZ DE MOCOCA DJALMA
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DALTON
SUBTENENTE PM ROBERTO PAULO DOS SANTOS
SUBTENENTE PM ADMILSON CÉSAR ROSSETTO
1º SARGENTO PM RICARDO PETTARELLI
1º SARGENTO PM ADILSON MOREIRA
3º SARGENTO PM CLAUDIO DONIZETTI DE SOUZA
CABO PM ALEXANDRE BATISTA
CABO PM JÚLIO CÉSAR SILVA
CABO PM GILSON JERÔNIMO LIMA
CABO PM CLÉBER TIAGO MIGUEL PEREIRA
CABO PM ATAÍDE MOURA ZAGO
CABO PM ALEX BATISTA PEREIRA
SOLDADO PM RICARDO ALEXANDRE SIMIONATO
SOLDADO PM TÚLIO FURTADO RODRIGUES
SOLDADO PM RAFAEL HENRIQUE MISSASSI
Essa solenidade marca uma data histórica para o 24º BPMI. Com o TEATRO CARLOS GOMES totalmente lotado, notamos que esse batalhão tem desempenhado um trabalho notável na região. Várias autoridades, desde o prefeito, como representantes do judiciário e legislativo também, das cidades guarnecidas por efetivos do 24º BPMI, comparecem ao evento.
A entrega da Medalha DRÁUSIO é empolgante. Muitos aplausos aos condecorados. Em situação de destaque, o CORONEL PM HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO é condecorado com o COLAR DA VITÓRIA. O atual Comandante do CPI-3 (RIBEIRÃO PRETO) se emociona com a imposição da honraria.
Terminada a solenidade, vamos conversar com várias pessoas e, logo em seguida, retornamos ao 24º BPMI para um coquetel de confraternização. Essa parte da festa vai demorar e somente depois das 23 horas é que sou conduzido a um hotel de ÁGUAS DA PRATA, onde vou pernoitar.

Com uma mochila cheia de garrafas contendo gasolina, querosene e outros líquidos inflamáveis, o motorista ALFREDO JOSÉ DOS SANTOS, 36 anos, conseguiu driblar a segurança do Fórum Regional do BUTANTÃ, na zona oeste, nesta tarde, e invadiu o gabinete da juíza TATIANA MOREIRA LIMA. Além de iniciar um incêndio no prédio, levando pânico a todos no local, ele agrediu e, por pouco, não queimou a magistrada.
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado, ALFREDO tinha uma audiência marcada às 14:15 horas com TATIANA, que atua na Vara da Violência Doméstica, por conta de uma acusação de agressão contra sua mulher, em 2013.
Transtornado, ele entrou correndo pelos fundos e foi direto para as escadas, onde derramou o líquido no chão e ateou fogo, apagado pelos vigias com extintores. Um dos seguranças atirou contra ele, mas o disparo acertou a parede.
Na sequência, o motorista correu para a sala onde teria audiência e rendeu a juíza. Conforme a Polícia Civil, ele aplicou uma gravata nela e jogou o líquido preto com forte cheiro de amônia tanto na magistrada quanto em si mesmo. Depois, ficou com o isqueiro na mão ameaçando atear fogo.
"Ele foi cruel com ela e chegou a derrubá-la", disse o delegado MILTON TOSCHI JÚNIOR, titular do 51º DP (RIO PEQUENO)
Em um vídeo obtido pelo jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, hoje à noite, ALFREDO aparece ameaçando a juíza. Ela está no chão, rodeada do líquido preto, e ele a obriga a repetir, três vezes, a frase "você não é louco". Em seguida, o motorista manda a magistrada dizer "você não cometeu nenhum crime". Ela o faz.
Segundo o TENENTE PM EDUARDO CÉSAR DA SILVA, que comandou a negociação com ALFREDO, o acusado gritava que o Judiciário era uma "podridão" e que foi "injustiçado". Ele acusava a juíza de ter colaborado para a perda da guarda de seu filho.
"Ele falava coisas desconexas. Depois dizia que iria mandar a gravação para alguém, matar a juíza e se matar".
Como o homem não se entregou, o tenente aproveitou um momento de distração dele e conseguiu pegar o isqueiro. TATIANA foi libertada e levada para o hospital, com ferimentos leves. Na delegacia, o acusado revelou ainda ter deixado garrafas de vidro com tubos de PVC, fechados, com pregos e, dentro delas, havia nitrato de amônia. Os artefatos estariam na sala de audiência, no banheiro e ao redor do fórum. Ele admitiu ter planejado o crime há três meses.
Um casal foi baleado na cabeça no cruzamento da Avenida JOAQUINA RAMALHO com a Rua MARIA CÂNDIDA, na VILA GUILHERME. A mulher morreu na hora e o marido foi socorrido em estado grave. Segundo a polícia, as vítimas estavam em uma RANGE ROVER de cor vermelha quando dois suspeitos se aproximaram em uma moto azul. Sem falar nada, atiraram. A polícia investiga o motivo do crime, mas a principal linha de investigação é de execução. O rapaz foi levado ao Pronto-Socorro do Conjunto Hospitalar do MANDAQUI, onde seguia internado nesta noite.

Mesmo errando duas cobranças de pênalti, o CORINTHIANS segue imbatível em ITAQUERA. Hoje, contra a PONTE PRETA, o ALVINEGRO venceu por 2 a 1 e manteve os 100% de aproveitamento em casa, em 2016.
Com a nona vitória em seus domínios neste ano, o clube do PARQUE SÃO JORGE garantiu a melhor campanha da primeira fase do PAULISTÃO. Somando 32 pontos, o TIMÃO tem apenas dois a menos do que os rivais SÃO PAULO e PALMEIRAS juntos.
KELVIN não está entre os preferidos do técnico EDGARDO BAUZA, tampouco tem vaga entre os titulares da equipe. O atacante, porém, foi o nome do jogo de hoje em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Mesmo sem ter uma atuação magistral, o atacante fez o suficiente para o SÃO PAULO escapar da derrota e empatar com o LINENSE em 1 a 1. O gol salvador, marcado aos 48 minutos do segundo tempo, foi o primeiro do ex-palmeirense pelo clube. O resultado, no entanto, mantém o aproveitamento pífio do TRICOLOR atuando como visitante nesta temporada. Até o momento, foram nove jogos, sendo sete empates e duas derrotas - desempenho de 25% dos pontos disputados.
Que a fase do PALMEIRAS não é das melhores, todo mundo sabe. Segundo maior vencedor do Campeonato Paulista, com 22 conquistas, o VERDÃO está a dois pontos da zona de rebaixamento. No entanto, a rodada de hoje ajudou o clube na luta contra a degola. No Estádio Distrital do INAMAR, o ÁGUA SANTA ficou no empate sem gols com o ITUANO. O resultado levou o NETUNO a 16 pontos e a equipe de DIADEMA ultrapassou o ALVIVERDE, que tem 15 e é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento.
Entretanto, outro empate na rodada foi favorável ao time da capital. Em PIRACICABA, o XV ficou no 1 a 1 com o BOTAFOGO. Ambas as equipes chegaram a 13 pontos e permaneceram no grupo dos seis últimos. Se vencer amanhã o RIO CLARO, o PALMEIRAS escapará da queda, provavelmente, com mais um empate nas duas próximas rodadas - enfrentará o CORINTHIANS e MOGI. Também hoje, o OESTE foi derrotado, no Estádio DOS AMAROS, para o AUDAX: 3 a 1. A equipe de OSASCO alcançou 21 pontos e assumiu a liderança do Grupo C. Já o clube de ITÁPOLIS, com 12 pontos, ocupa a 17ª posição na classificação geral.
Dono da segunda melhor campanha do torneio até o momento, o SÃO BENTO, de SOROCABA, arrancou um empate, fora de casa, com o CAPIVARIANO. O AZULÃO, com o 1 a 1, manteve a primeira posição do Grupo A, com 24 pontos, e está a apenas um de carimbar seu passaporte ao mata-mata estadual.

Pela segunda semana consecutiva, a presidente DILMA transformou um evento oficial do governo num comício para atacar o processo de impeachment, que pode tirá-la do poder, e ganhar afagos de aliados, que lotaram o SALÃO NOBRE do PLANALTO.
Novamente a petista falou em "golpe" e "má-fé" caso seja impedida de se manter no cargo. O lançamento da terceira fase do programa MINHA CASA MINHA VIDA virou coadjuvante nos discursos da própria DILMA e dos líderes de movimentos sociais chamados a tão somente atacar a oposição.
"Que processo é esse? É um processo golpista", afirmou DILMA, que ressaltou, por várias vezes, que o país não está em um sistema parlamentarista, no qual a figura do primeiro-ministro, eleito por voto proporcional, em vez de majoritário. "Não existe essa conversa: 'não gosto do governo, então ele cai' Não existe isso. Impeachment sem crime de responsabilidade é o quê? É golpe". A plateia, fervorosa, repetia "não vai ter golpe".
A fala mais forte pró-governo foi a do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, GUILHERME BOULOS, que chegou a falar em "fascismo!. "Vai ter luta, vai ter resistência. Não passarão com esse golpe de ataque no BRASIL".
A presidente não fez qualquer menção ao fato de ter tirado um milhão da terceira fase do projeto. Ao anunciar os dois milhões de imóveis que serão construídos, ignorou o fato de ter, ela própria, anunciado três milhões de unidades operacionais no ano passado. Empolgada, DILMA classificou MINHA CASA, MINHA VIDA como o maior programa habitacional desde a descoberta do BRASIL, há 516 anos.
A presidente e os amigos também ignoraram os novos números da pesquisa IBOPE/CNI SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Segundo o levantamento, 69% dos eleitores apontaram a gestão como péssima ou ruim. Apenas 10% da população aprovam a administração ao petista. A  pesquisa mostra que 80% não confiam em DILMA E 82% desaprovam sua maneira de governar.

A possibilidade cada vez mais real do impeachment da presidente DILMA cria um clima de expectativa para o fim da guerra política travada entre governo e oposição desde outubro de 2014, quando a petista foi reeleita para mais quatro anos de mandato.
Especialistas e estudiosos ouvido hoje pelo DIÁRIO DE SÃO PAULO afirmam que o impedimento de DILMA e consequentemente posse do vice, MICHEL TEMER, do PMDB, fará com que a polarização PT-PSDB dê uma trégua e o mercado, na transição, volte a investir e movimentar a combalida economia.    
"TEMER, com seu plano econômico denominado PONTE PARA O FUTURO, planeja um ajuste nas contas públicas com a diminuição de gastos, o que é essencial para o início da estabilização da economia do país", explicou o economista e professor de economia do MACKENZIE AGOSTINHO CELSO PASCALICCHIO.
TEMER, três vezes presidente da Câmara dos Deputados e há 15 anos comandando o PMDB, o partido mais heterogêneo do país, já se reuniu, antes mesmo da provável saída da chefe, com a oposição para tratar sobre um governo de transição.
O vice sentou-se com os caciques do PSDB, entre eles os senadores AÉCIO NEVES e JOSÉ SERRA, para garantir uma trégua, caso chegue realmente à cadeira ocupada nos últimos 13 anos pelo PT. O peemedebista, inclusive, teria admitido a possibilidade de não disputar a reeleição em 2018 em troca da governabilidade nos próximos  dois anos e meio.


Nenhum comentário: