terça-feira, 13 de setembro de 2016

11 DE SETEMBRO DE 2016 - DOMINGO

DIA      ONZE      DE      SETEMBRO       DE       2016      -       D  O  M  I  N  G  O.
79 anos, 8 meses e 15 dias de idade.
Início de minhas memórias: 9 de julho de 1950.
65º DIA DO ANO 67º
58 anos e 99 dias na PMESP
57 anos e 211 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 869 dias – 497 7408 horas.
53 anos e 4 dias da DECLARAÇÃO A ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 182 dias no Posto de Coronel – 341 meses e 30 dias.
5 anos e 66 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 932 dias C O R O N E L - 24 anos e 272 dias na reserva.
11 026-264 356                        10 932-257 836                               10 309-258 240.
DIA DE SÃO JOÃO-GABRIEL PERBOYRE. Nascido na FRANÇA, em 1802, de uma família modesta e piedosa, ingressou, com dois irmãos, na Congregação da Missão, fundada por SÃO VICENTE DE PAULO. Duas irmãs suas também entraram para a família espiritual vicentina. Foi ordenado sacerdote em 1825 e dez anos depois foi   mandado como missionário para a CHINA. Pedia sempre a DEUS a graça de morrer mártir. Depois de quatro anos de pregação, foi preso pelas autoridades pagãs da CHINA. Foi torturado por um ano e depois crucificado, em 1840.

ENQUANTO IMPERAR A FILOSOFIA DE QUE HÁ UMA RAÇA INFERIOR E OUTRA SUPERIOR, O MUNDO ESTARÁ PERMANENTEMENTE EM GUERRA”. (HAILÊ SELASSIÉ).

DIA DE LUTO DA FAMÍLIA POLICIAL (LEI NÚMERO 13 601, DE 11 DE JUNHO DE 2003).

475 a. da destruição da cidade de GUATEMALA por um terremoto, em 11 de setembro de 1541.
250 a. em que o monarca espanhol CARLOS III estabelece a admissão dos indígenas americanos nas comunidades religiosas e sua aceitação para cargos civis, em 11 de setembro de 1766.
214 a. do nascimento de SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE, na FRANÇA, na cidade de MOTGESTY. Nasceu em 11 de setembro de 1802. Em 21 de março de 1835 ele partiu para a CHINA. Em 1839, sofreu uma traição e acabou sendo preso. Foi julgado, condenado e morreu crucificado em 16 de setembro de 1840.
180 a. após derrotar as tropas de SILVA TAVARE, ANTÔNIO SOUZA NETO proclamou a REPÚBLICA RIO-GRANDENSE. No dia 11 de setembro de 1836. No dia 20 de setembro de 1836, aniversário do primeiro ano da Revolução, a Câmara de JAGUARÃO, sob a presidência de MANUEL GONÇALVES DA SILVA, aderiu à proclamação.
164 a. de uma revolução contra o presidente URQUIZA em BUENOS AIRES, e se organiza um governo militar em 11 de setembro de 1852.
162 a. nasce o botânico sueco ALBERTO LOEFGREEN em 11 de setembro de 1854.  Veio para o BRASIL com 20 anos. Trabalhou na comissão de obras contra as secas dos Estados da BAHIA, PIAUÍ, CEARÁ e MARANHÃO. Foi também chefe do JARDIM BOTÂNICO no RIO DE JANEIRO, cidade em que morreu a 30 de agosto de 1918. Uma rua na VILA MARIANA foi batizada com seu nome em 1941.
159 a. do MASSACRE MÓRMON. Em 11 de setembro de 1857, em um monte no sudoeste de UTAH, uma milícia da Igreja de JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, ou MÓRMONS, atacou um comboio de famílias de ARKANSAS a caminho da CALIFÓRNIA. Após um cerco de cinco dias, a milícia convenceu as famílias a se entregarem sob a bandeira da trégua e a promessa de travessia segura. Então, na pior carnificina de pioneiros brancos contra outros pioneiros brancos de toda a história da colonização dos EUA, aproximadamente 140 homens, mulheres e crianças foram mortos. Só 17 crianças com menos de 8 anos – a idade da inocência pela crença mórmon – foram poupadas. Após a matança, a igreja primeiro alegou que os responsáveis tinham sido os índios PAIUTE, mas, à medida que surgiram provas do envolvimento dos mórmons, a igreja pôs toda a culpa em JOHN D. LEE, um membro da milícia e mórmon fanático que também era o filho adotado do profeta BRIGHAM YOUNG. Após quase duas décadas, como parte de um acordo para a transformação em Estado, LEE foi fuzilado em 1877. A igreja tem consistentemente negado a responsabilidade – rotulando LEE de renegado – mas muitos historiadores acreditam que os líderes mórmons , embora nunca tenham sido processados judicialmente, ordenaram o massacre.
156 a. do fuzilamento do aventureiro norte-americano WILLIAM WALKER, em HONDURAS, em 11 de setembro de 1860. Cinco anos antes, ele havia tomado o poder na NICARAGUA com um bando de mercenários.
131 a. nasce o escritor DAVID HERBERT LAWRENCE, em EASTWOOD, na INGLATERRA, no dia 11 de setembro de 1885. EASTWOOD, perto de NOTTINGHAM, parecia mais uma aldeia do que uma cidade. Uma cidade de onde se extraía carvão havia séculos. No entanto, as minas eram quase um acidente na paisagem embelezada pelo arenito de cor viva, pelos carvalhos da floresta do lendário ROBIN HOOD, pelas austeras colinas de calcário da província de DERBYSHIRE. Num dia qualquer, na segunda metade do século XIX, chegaram os capitalistas e as estradas de ferro. E o cenário aos poucos foi se modificando. Emprego não faltava, e os ganhos chegavam a ultrapassar as necessidades. Mas os homens de EASTWOOD não davam muita importância ao salário. Na verdade, desprezavam o dinheiro e as responsabilidades domésticas. Como desprezavam a claridade da superfície. Gostavam daquela vida, da camaradagem que os unia nos poços e se prolongava após o trabalho, no bar onde se sentavam para beber e conversar. Seu mundo era apenas aquilo: amizade, trabalho e um suor quase sempre negro. Depois vinha o resto: as mulheres e os filhos.
Na casa da família LAWRENCE viviam o casal e os cinco filhos. A mãe, uma ex-professora muito refinada, esforçava-se para dar aos filhos uma vida melhor. O pai era um homem rude, que as crianças  quase não viam.
Nascido em 11 de setembro de 1885, DAVID HERBERT cresceu em um ambiente de conflitos e constante tensão entre os pais. Aos doze anos, o menino foi admitido na escola secundária de NOTTINGHAM, depois de ganhar uma bolsa de estudos. Não decepcionou: foi premiado em matemática, francês e alemão. Mais tarde passaria a dominar também o italiano e o espanhol. Cinco anos depois deixou a escola e foi trabalhar como escriturário. Três meses mais tarde, acometido de uma grave pneumonia - que lhe arruinaria a saúde para o resto da vida – teve de abandonar o emprego. Durante a convalescença começou a escrever poemas e conheceu JESSIE CHAMBERS, com quem manteria grande amizade. A jovem morava em uma fazenda a poucos quilômetros da casa dos LAWRENCE. DAVID a visitava com freqüência e, além de lhe dar aulas de álgebra e francês, lia seus versos para ela. Em 1902 tornou-se mestre-escola, e durante três anos lecionou para os filhos dos mineiros. Sua amizade com JESSIE tornava-se cada vez mais sólida: com ela aprendeu a pintar e a tocar piano. Essa ligação quase platônica talvez lhe tenha aprimorado o espírito e aguçado a sensibilidade. Começou então a ler os grandes poetas: BAUDELAIRE, SHAKESPEARE, CERVANTES, MAUPASSANT. Em 1905 passou nos exames para ingressar na Universidade de NOTTINGHAM, mas apenas a freqüentaria no ano seguinte. Enquanto esperava começou a escrever O PAVÃO BRANCO, o primeiro romance. Absorvido por suas atividades didáticas, logo interrompeu o trabalho. Ao deixar a Universidade, em 1908, hesitou antes de decidir se aceitaria um posto na escola primária de CROYDON. Sua mãe e JESSIE censuraram-no: não o queriam muito distante. Sem lhes dar ouvidos, partiu. A princípio seus métodos de ensino foram mal acolhidos, mas os bons resultados forçaram os superiores a admiti-lo. Conquistava a confiança e a admiração de seus colegas, LAWRENCE encontrou a tranqüilidade e o tempo necessários para retomar a literatura. Escreveu vários poemas e voltou a trabalhar na composição de O PAVÃO BRANCO.
JESSIE não esqueceu o amigo. Ao contrário: ainda nesse ano de 1908 enviou alguns de seus poemas ao diretor da ENGLISH REVIEW. Em novembro de 1909 os versos foram publicados na revista, e LAWRENCE foi introduzido nos círculos literários de LONDRES. No ano seguinte a revista publicou um novo conjunto de poemas do jovem autor. E distante, muito distante de seu filho, a senhora LYDIA LAWRENCE morreu de câncer no dia 9 de dezembro de 1910. As coisas agora tomavam novos rumos: em janeiro de 1911 foi publicado O PAVÃO BRANCO. Com esse livro, LAWRENCE conquistou os primeiros admiradores: GEORGE ELIOT e THOMAS HARDY. As dificuldades também começaram a surgir: algumas situações apresentadas no romance acarretaram-lhe a ameaça de um processo por difamação. Sem se intimidar, continuou a escrever. Dessa vez a incomunicabilidade e a falta de calor entre as pessoas eram o tema de O INTRUSO, publicado em 1913. Entretanto seu espÍrito dinâmico o impelia a partir para outras terras, a conhecer novos ambientes. Em 6 de abril de 1912 foi convidado a jantar na casa de ERNEST WEEKLEY, um ex-professor de francês, a aí conheceu FRIEDA VON RICHTHOFEN, esposa do mestre e mãe de três crianças. Entre conversas amenas e olhares sutis, FRIEDA e LAWRENCE enamoraram-se. Menos de um mês depois partiram juntos para METZ, na ALSÁCIA-LORENA, onde o pai de FRIEDA era barão-governador de uma região militar. Na bagagem, além do manuscrito de FILHOS E AMANTES, LAWRENCE levava também um pouco de esperança e um pouco de angústia. Depois de uma entrevista tempestuosa com os pais de FRIEDA, o escritor acabou sendo aceito. Mas não se sentia à vontade ali e partiu com a mulher para a ITÁLIA, onde viveram por seis meses. Aí LAWRENCE terminou FILHOS E AMANTES e começou a escrever CREPÚSCULO NA ITÁLIA. A crítica teceu elogios a FILHOS E AMANTES, mas o público a censurou violentamente. Aliás as censuras acompanharam a vida literária de LAWRENCE, inúmeras vezes acusado de imoral e de pornográfico. Impassível, ele continuou denunciando o puritanismo falso e hipócrita da sociedade inglesa de seu tempo.
Em junho de 1914 – depois de receberem a notícia de que WEEKLEY concedera o divórcio – LAWRENCE e FRIEDA partiram para LONDRES, onde se casaram no mês seguinte. Logo o romancista começou a trabalhar em AS IRMÃS – projeto que depois evoluiu para duas grandes obras: O ARCO-ÍRIS e MULHERES APAIXONADAS. Mas a guerra explodiu antes que os romances fossem publicados. Para LAWRENCE, o conflito representou um longo período de humilhação. Por ser alemã, FRIEDA foi posta sob vigilância, e o casal decidiu refugiar-se no campo. Sem recursos, o escritor tentou colaborar no TIMES, mas não conseguiu. A publicação de CREPÚSCULO NA ITÁLIA em 1916 foi um alívio para as suas dificuldades financeiras. Em contrapartida , O ARCO-ÍRIS, editado em 1915, foi censurado e apreendido alguns meses depois. Os ganhos com a publicação dos livros AMORES, em 1916, e LOOK ! WE HAVE COME THROUGH [ OLHE! CONSEGUIMOS], em 1917, não foram suficientes para melhorar sua vida. Para agravar a situação, no fim de 1917 o casal foi expulso da CORNUALHA sob suspeita de espionagem. LAWRENCE e FRIEDA seguiram então para LONDRES, onde formaram uma comunidade de amigos. Ao fim da guerra, LAWRENCE e FRIEDA deixaram LONDRES, com 20 libras oferecidas por um amigo. Em novembro de 1919, alimentados de novas esperanças, desembarcaram na ITÁLIA. Seguiram para a SICÍLIA e instalaram-se numa fazenda, onde permaneceram por dois anos, intercalados por uma longa viagem à ALEMANHA, ÁUSTRIA e ITÁLIA entre abril e setembro de 1921. Esse foi um período fecundo: LAWRENCE escreveu duas coleções de poemas – BIRDS, BEASTS AND FLOWERS (PÁSSAROS, ANIMAIS E FLORES) e TORTOISES – vários contos e o romance SEA AND SARDÍNIA (O MAR E A SARDENHA), inspirado numa rápida viagem. A OXFORD UNIVERSITY PRESS, interessada nas teorias do escritor, encomendou-lhe um ensaio sobre a evolução histórica da EUROPA. O resultado foi o livro MOVEMENTS IN EUROPEAN HISTORY (MOVIMENTOS NA HISTÓRIA EUROPÉIA), trabalho assinado por LAWRENCE H. DAVIDSON. O escritor ocultava-se sob pseudônimo por ressentir-se ainda da violenta reação da crítica contra MULHERES APAIXONADAS. Concluída durante a estada do escritor na CORNUALHA, a obra foi rejeitada por vários editores ingleses, até finalmente ser impressa nos EUA em 1921. Provocou um escândalo na INGLATERRA e recebeu os adjetivos mais desairosos. Sem conseguir compreender as teses de LAWRENCE, os críticos o atacavam. Aos poucos, porém, foram silenciando. E a calmaria que se seguiu à tempestade de censuras propiciou o lançamento, em 1922, de A VARA DE AARÃO. LAWRENCE começou a voltar-se para a literatura americana. Quando planejava uma viagem aos EUA, recebeu um convite da milionária MABEL DODGE-LUBAN para passar uma temporada no NOVO MÉXICO. Todavia, uma crise de bronquite o impediu de aproveitar a oportunidade. No início de 1922, já restabelecido, partiu com FRIEDA para o CEILÃO. Algum tempo depois passaria uma curta temporada na AUSTRÁLIA. Em seguida viveu com FRIEDA num aglomerado de mineiros em NOVA GALES DO SUL. Nessa época, instalou-se às margens do lago CHAPALA, nas proximidades de GUADALAJARA, MÉXICO, onde escreveu A SERPENTE EMPLUMADA, que só seria publicado em 1926.
O MÉXICO vivia uma época de convulsões políticas, e FRIEDA, apavorada com a violência geral, suplicou-lhe que voltassem à INGLATERRA. LAWRENCE acabou cedendo. Em NOVA YORK, já arrependido, mandou a mulher continuar a viagem sozinha. Enviou alguns artigos e ensaios para a revista ADELPHI e voltou para JALISCO, no MÉXICO. FRIEDA escrevia-lhe incessantemente, pedindo-lhe que fosse ao seu encontro. A força do amor foi grande, e ele retornou à INGLATERRA, onde escreveu ST. MAWR E OUTROS CONTOS, THE WOMAN WHO RODE AWAY (A FUGITIVA) e REFLECTIONS ON THE DEATH OF A PORCUPINE (REFLEXÕES SOBRE A MORTE DE UM PORCO-ESPINHO), todas publicadas no decorrer do ano de 1925. Em fins de 1925, sob o título de TENDERNESS (TERNURA), LAWRENCE iniciou na ITÁLIA o romance O AMANTE DE LADY CHATTERLEY. A obra não absorvia todo o interesse de LAWRENCE, que, nessa época, estava se dedicando à pintura e começando a executar uma série de quadros, mais tarde expostos em LONDRES. Por problemas de saúde, seu trabalho começou a ser interrompido com freqüência. Em abril de 1927, quando visitava a TOSCANA, uma nova e mais grave recaída o obrigou a emigrar para a SUÍÇA e para a ALEMANHA, onde alguns médicos consideraram irreversível a sua situação. Sem se abater, em outubro retornou a FLORENÇA e trabalhou duramente em TENDERNESSE, agora denominado JOHN THOMAS E LADY JANE, título propositadamente provocativo, já que na tradição popular inglesa esses nomes designam os órgãos sexuais do homem e da mulher. A idéia evoluiu e o romance finalmente recebeu o título definitivo: O AMANTE DE LADY CHATTERLEY, publicado em FLORENÇA em 1928. Esse romance trata da relação entre um homem e uma mulher. O livro foi acusado de inverossímil, mas, na verdade, conta a própria história da vida de LAWRENCE com FRIEDA. A imprensa não poupou severas críticas: “esgoto da pornografia francesa”, “o livro mais sujo da literatura inglesa”. O governo britânico imediatamente proibiu a obra na INGLATERRA, e durante 32 anos manteve a proibição. O romance, contudo, circulava as escondidas, e da forma que LAWRENCE mais deplorava: era visto e lido de uma maneira que tornava o sexo um assunto furtivo, proibido, ou uma brincadeira efêmera. O verdadeiro sentido de seu pensamento – a busca da pureza primitiva, que faz de O AMANTE DE LADY CHATTERLEY um dos maiores romances ingleses – durante muito tempo passou despercebido da crítica e do público. Em 1928 LAWRENCE estava com tuberculose. Angustiado, via multiplicarem-se, à sua revelia, as edições espúrias de seu último romance com o texto adulterado. Inquieto com o alarmante estado de saúde do escritor, o amigo RICHARD ALDINGTON, também escritor, levou-o para a ilha de PORT-GROSS. Aí LAWRENCE escreveu artigos, notas e comentários para os jornais, aproveitando o escândalo e a conseqüente curiosidade suscitada pelo livro. Em 1929 viajou para PARIS e hospedou-se na casa do escritor e amigo ALDOUS HUXLEY. Trabalhando duro, ainda conseguiu publicar uma edição popular e integral do romance. Em abril viajou para a ESPANHA. Enquanto isso sua exposição de pintura fazia sucesso em LONDRES, a despeito de a imprensa considerá-la “o maior insulto jamais feito ao público londrino”. Depois de passar quinze dias na LIGÚRIA com HUXLEY, LAWRENCE partiu para FLORENÇA, onde foi acometido de uma violenta hemoptise. Atendendo aos apelos de FRIEDA, procurou um médico, que o aconselhou a fazer um tratamento no sanatório de VENCE, na FRANÇA. Certo de que logo se restabeleceria, escreveu a todos os amigos anunciando sua alta. Foi um desfile de visitas na casa em que HUXLEY o acomodou juntamente com FRIEDA, em uma vila de VENCE. Os dias arrastavam-se tristemente para LAWRENCE. Ele precisava levantar-se do leito e caminhar, sentir o ar puro, ver pessoas. Dar a mão a FRIEDA e com ela conversar longamente. Tudo isso ele fez. Até ser acometido por uma fatal meningite tuberculosa. O olhar de LAWRENCE estava fixado em sua companheira. Talvez FRIEDA quisesse dizer alguma coisa. Mas não havia tempo para mais nada. HUXLEY aproximou-se e fechou os olhos do amigo. FRIEDA foi até a janela para contemplar o que restou da paisagem. Era o dia 2 de março de 1930. DAVID HERBERT LAWRENCE tinha pouco mais de 44 anos.         
125 a. do suicídio do escritor ANTERO TARQUÍNIO DE QUENTAL, nos AÇORES, em 11 de setembro de 1891. Nasceu em PONTA DELGADA, AÇORES, em 1842. Formou-se em Direito pela Universidade de COIMBRA, tendo como colegas EÇA DE QUEIRÓS, JOÃO DE DEUS, TEÓFILO BRAGA. Em 1866 viajou para PARIS, onde “trabalhou como tipógrafo”, a fim de melhor conhecer o movimento operário e as condições de vida do trabalhador. Regressando a PORTUGAL, introduziu a I INTERNACIONAL OPERÁRIA, juntamente com OLIVEIRA MARTINS e JOSÉ FONTANA, na difusão dos princípios socialistas. Com EÇA DE QUEIRÓS, TEÓFILO BRAGA, OLIVEIRA MARTINS e outros, organizou um plano de conferências públicas, no Cassino de LISBOA, as quais foram, posteriormente, proibidas pelo governo português. Nesta época, foi atacado de doença nervosa e viajou para os ESTADOS UNIDOS e  FRANÇA.
Regressando a PORTUGAL fixou residência em VILA DO CONDE, onde selecionou as poesias para a antologia TESOURO POÉTICO DA INFÂNCIA, tendo ainda redigido as TENDÊNCIAS GERAIS DA FILOSOFIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Sua bagagem poética está dividida em quatro obras: RAIOS DE EXTINTA LUZ, PRIMAVERAS ROMÂNTICAS, ODES MODERNAS e SONETOS. Três fases se apresentam durante sua vida poética: na primeira, ressumbra o lirismo; a segunda é dominada pela procura da verdade como fonte perene do bem; finalmente, na terceira, predominam as desilusões. ODES MODERNAS é uma obra revolucionária contra os ultra-românticos, tendo, por isso, provocado um verdadeiro escândalo no mundo literário. Em 1865, publicou o opúsculo BOM-SENSO e BOM-GOSTO, respondendo a ANTÔNIO FELICIANO DE CASTILHO, que lhe havia feito severas críticas. A publicação de seu opúsculo, deu origem a uma das maiores polêmicas da literatura portuguesa: tomou-se QUENTAL o provocador e líder da célebre “QUESTÃO COIMBRÔ, polêmica literária também chamada de “BOM SENSO e BOM GOSTO” (do título do folheto em que QUENTAL respondeu a CASTILHO), durante a primeira fase da assimilação do REALISMO em PORTUGAL que representou um golpe contra o ROMANTISMO e a afirmação de um espírito novo. Lançou-se à propaganda do socialismo e colaborou na introdução em solo português da I INTERNACIONAL OPERÁRIA. Organizou em companhia de outros escritores uma série de conferências para maior divulgação dos princípios socialistas, que foram proibidos pelo governo. Quando do ultimato inglês, foi procurado em seu ostracismo e colocado pelos estudantes universitários à frente da Junta Patriótica do Norte. Sofrendo de neurastenia intensa, de desalento invencível, ANTERO DE QUENTAL, suicidou-se. Na sua CARTA AUTOBIOGRÁFICA a GUILHERME STORCK escreveu: “Varrida num instante toda a minha educação católica e tradicional, caí num estado de dúvida e incerteza, tanto mais pungente quanto, espírito naturalmente religioso, tinha nascido para crer placidamente e obedecer sem esforço a uma regra reconhecida. Achei-me sem direção, estado terrível de espírito, partilhado, mais ou menos, por quase todos os da minha geração, a primeira em PORTUGAL que saiu decidida e conscientemente da velha estrada da tradição”.  
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 11 de setembro de 1899: pedem-nos chamar a atenção da prefeitura para obrigar o proprietário do terreno entre os prédios 4 e 8 da Ladeira da TABATINGUERA, onde existiu um prédio, a fechá-lo; por tal terreno entram os ladrões para os prédios vizinhos.
Aos subdelegados do BRÁS pede-se uma providência contra uns meninos vagabundos que se reúnem na Travessa do BRÁS e que se ocupam em desrespeitar famílias e jogar pedras contra quem passa.
Ao doutor 1º delegado de polícia, com exercício na CONSOLAÇÃO, pedimos que chame à ordem as moradoras de um prédio da Rua do IPIRANGA. Essas mulheres provocam os que ali passam causando sérios vexames.
Sabemos que médicos italianos domiciliados em SÃO PAULO e que exercem clínica, vão enviar uma representação ao CONDE ANTONELLI, ministro plenipotenciário da ITÁLIA, pedindo que interceda junto ao governo brasileiro para que terminem de vez as questões contra eles levantadas. Pedem que o governo diga que a liberdade é um mito e que são obrigados a fazer um exame que, em nenhum artigo constitucional se encontra.
Os deputados federais pelo Estado de MINAS apresentaram à Câmara um projeto de prolongamento da Estrada Central entre CASCUDOS e CURVELLO. Por que será que os deputados paulistas não procuram imitar os mineiros obtendo o alargamento da bitola da Central entre TAUBATÉ e SÃO PAULO?
O conselho de guerra reunido em RENNES sob a presidência do CORONEL JOUANST, após ouvir a defesa brilhante produzida pelo advogado DEMANGE, pronunciou a sentença. Esta condena o CAPITÃO ALFREDO DREYFUS a dez anos de prisão em FORTALEZA. A condenação foi votada, sendo cinco votos a favor e dois contra, admitindo circunstâncias atenuantes.    
113 a. nasce um dos principais pensadores da Escola de FRANKFURT, que analisou a arte e a política, THEODOR WIESENGRUND ADORNO, em 11 de setembro de 1903. Escreveu a DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO, em 1947. Esse livro é um poderoso instrumento para a compreensão de importantes fenômenos da atualidade, por mais desconcertantes que eles possam parecer à primeira vista. ADORNO conduz o ensaio como uma forma maleável para articular experiências de múltiplas maneiras.  
112 a. nasce o veterano de 32 JOSÉ SOARES MARINS, em 11 de setembro de 1913. Falece em 28 de setembro de 1999. Como sócio da Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi muito prestativo no trabalho artesanal de reforma de capacetes antigos e também como ajudante nas cerimônias religiosas desenvolvidas na cripta do Monumento-Mausoléu. Freqüentava assiduamente o MMDC. Presenteou-me, em 1996, com vários jornais e revistas de 1932.
105 a. do TEATRO MUNICIPAL, fundado em 11 de setembro de 1911. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, nesse dia, publicou a seguinte notícia: O novo TEATRO MUNICIPAL vai ter um esmerado serviço de Buffet. Será servido ali o que houver de melhor em bebidas finas, lanches, sanduíches, sorvetes, etc. Diariamente, o “Five O´clock Tea”, devendo ali reunir-se a nossa melhor sociedade. Serão também ali expostos à venda diariamente feitas por um especialista há pouco chegado na Europa.
103 a. da epidemia de cólera se estendendo pelos BALCÃS, causando a morte de 700 pessoas na ROMÊNIA e 300 na SÉRVIA, em 11 de setembro de 1913.
  90 a. do atentado contra MUSSOLINI em ROMA, no qual 8 transeuntes ficaram feridos, em 11 de setembro de 1926.
  84 a. falece o ex-combatente da revolução de 1932, IPIROLDES MARTINS BORGES. Nasceu em SERRA AZUL, SÃO PAULO, no dia 22 de fevereiro de 1915. Incorporou-se a 20 de julho como soldado voluntário número 137 da 3ª Companhia do REGIMENTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. No dia 11 de setembro de 1932, no setor de JAGUARY, foi atingido por uma bala de fuzil no peito, morrendo instantaneamente. Foi sepultado na cidade de CARLOS GOMES.   
  84 a. morre ROMÁRIO DE MELLO NERY em 11 de setembro de 1932. Irrompido o movimento revolucionário, Romário de Mello Nery, apresentou-se. Reservista, com conhecimentos militares, foi aproveitado para o serviço de organização dos batalhões que partiam, formado no Palácio das Indústrias. Partiu, afinal, como o último deles - o "Marcondes Salgado", para as margens do Rio Grande, de onde foi toda a unidade chamada, logo depois, para atender ao setor de Campinas, na ocasião ameaçado. Resistindo, com mais quatro companheiros, a um ataque das forças adversárias, nas proximidades de Mogi-Mirim, foram todos mortos a tiros de metralhadora, dia 11 de Setembro. Seu corpo está sepultado no cemitério de Itapira. Dados Biográficos: Romário era filho do sr. Júlio Nery Ferreira e de d. Manoela Mello Nery. Nascera em Piracicaba a 17 de Julho de 1909. Era funcionário da Secretaria da Agricultura, exercendo o cargo de fiscal de máquina de algodão, em Tietê, cargo esse conquistado por concurso.
  79 a. falece MANUEL PEDRO VILABOIM. Nasceu em CACHOEIRA, BAHIA, em 1867. Formou-se advogado e deu aulas na Faculdade de Direito de SÃO PAULO. Foi deputado estadual e federal. Dirigiu o jornal CORREIO PAULISTANO e representou o BRASIL no TRIBUNAL DE HAIA. Morreu em SÃO PAULO no dia 11 de setembro de 1937.
  76 a. nasce BRIAN DE PALMA, diretor norte-americano de cinema, em 11 de setembro de 1940.
  75 a. na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, o presidente norte-americano ROOSEVELT ordena ao exército que dispare contra qualquer navio alemão em águas que se encontrem entre a costa oriental de seu país e a ISLÂNDIA, em 11 de setembro de 1941.
  72 a. nasce o Coronel da Reserva JOSÉ CARLOS ALÍPIO em 11 de setembro de 1944. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 14 de fevereiro de 1964. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1965. Foi promovido a 2º Tenente em 25 de agosto de 1966. Sua promoção a 1º Tenente é de 23 de março de 1970. Trabalhou comigo no ano de 1991, no CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES, quando era TENENTE-CORONEL. Como CORONEL, comandou a APMBB.
  64 a. alemães e israelenses fazem um acordo, estabelecendo que a ALEMANHA deveria compensar os israelenses com 822 milhões de dólares pelos danos sofridos durante a época de HITLER, em 11 de setembro de 1952.
  54 a. nasce o jogador de futebol RICARDO ROCHA em 11 de setembro de 1962.
  53 a. das anotações feitas em 11 de setembro de 1963. ANO 14º - MÊS 3º - DIA 64º - 5 anos e 99 dias na FORÇA PÚBLICA – 5º DIA como ASPIRANTE A OFICIAL: Essa semana de férias está servindo para a concretização definitiva de uma transformação minha de aluno oficial em ASPIRANTE A OFICIAL. De fato, eu mesmo com os galões nos ombros, sentia-me um tanto cadete ainda e somente com o transcorrer das datas é que a realidade supera os hábitos adquiridos na Escola de Oficiais.
Nessa quarta-feira nada tenho para fazer. O calor sufocante de setembro continua dando uma moleza impressionante. É uma data que dedico aos livros, às recordações de tempos passados e à família. Sem a televisão, que somente chegará no sábado, não tenho oportunidade de saber de notícias. Isso para mim é muito bom nesta data. Mesmo assim deito tarde. 
  52 a. das anotações feitas em 11 de setembro de 1964 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 64º - 6 anos e 99 dias na FORÇA PÚBLICA - 111 dias como 2º TENENTE - 358 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Logo cedo recebo a visita do Comandante NÓBREGA na secretaria. Como escrevi a dias atrás, esperava que, com a saída de 27 tenentes do Q.O.A.A um deles seria classificado no BG. Acontece que o meu comandante diz hoje que isso não acontecerá e, nessas condições, deverei continuar secretariando o BATALHÃO DE GUARDAS.
O CONJUNTO MUSICAL, Unidade declarada autônoma, mas que ainda continua sofrendo alterações dependentes do BG, talvez forme agora sua secretaria. Foi transferido para o CM o 2º TENENTE Auxiliar de Administração ARLINDO DE SOUSA PICOLI, do QUARTEL GENERAL.
Nesta sexta-feira o BG faz parte do 4º Policiamento Extraordinário, agora levado a efeito na PENHA.
Quanto ao mais, tudo transcorreu de maneira igual aos outros dias.
  51 a. dos acontecimentos narrados em 11 de setembro de 1965 (sábado). ANO 16º - MÊS 3º - DIA 64º - 7 anos e 99 dias na FORÇA PÚBLICA - 476 dias como 2º TENENTE - 723 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Não passo uma boa noite em meu alojamento na FIF do BATALHÃO DE GUARDAS. Faz muito calor durante a noite.
Levanto-me às 8 horas. Tomo café no Bar do GERMANO. Converso com o 2º TENENTE HUGO CLIVATTI e com diversas praças do batalhão. Coloco este diário em dia e faço a contabilização do dinheiro que tenho para receber. Assim passo toda a manhã na FIF mexendo com dinheiro e papéis e deixando as horas correrem, pois pretendo deixar o BG somente às 12 horas.
Em questão de meia hora, depois que deixo o quartel, às 12:15 horas estou chegando em casa. Minha esposa mostra-me o convite da festa que vai haver no CFA em 18 do corrente mês, sábado vindouro, quando o SUBTENENTE NERCÍLIO VAZ DE LIMA, meu ex-aluno, será promovido a 2º TENENTE Auxiliar de Administração.
Almoço e passo uma tarde muito boa, sossegado, ao lado de minha mulher e filhos. Leio "BURIDAN', de MICHEL ZEVACO. A partir das 19 horas assistimos televisão: novelas EM BUSCA DA FELICIDADE - A DEUSA VENCIDA e A OUTRA.
ULTRA-NOTÍCIAS - com a visita do Presidente da ITÁLIA - GIUSEPPE SARAGAT - para quem o BATALHÃO DE GUARDAS formará amanhã, no Palácio dos Bandeirantes, no MORUMBI.
Assistimos ainda: JOHNNY RINGO - BONANZA - A SEMANA EM REVISTA.
  50 a. das anotações em 11 de setembro de 1966 (domingo). ANO 17º - MÊS 3º - DIA 64º - 8 anos e 99 dias na FORÇA PÚBLICA – 841 dias como 2º TENENTE – 159 dias na 2ª Companhia Independente.
Pela manhã, a partir das 10 horas, ouço o desenrolar do programa SUCESSOS EM REVISTA apresentando 30 músicas classificadas na última semana. Novamente, em 1º lugar, aparece ESQUEÇA, sucesso de ROBERTO CARLOS.
30º lugar – PROMESSA; 29º - YESTERDAY; 28º - SATISFATION; 27º - POBRE MENINA, versão americana; 26º - uma música norte-americana (pela primeira vez); 25º - TIJOLINHO; 24º - VEJA SE ME ESQUECE; 23º - ESQUEÇA (versão americana, pela segunda vez); 22º - JUANITA BANANA; 21º - SUSIE Q, COM JOHNNY REVERS; 20º - O BOM; 19º - ALINE; 18º - TRISTEZA; 17º - TEMA DO FILME “DOUTOR JIVAGO” (segunda vez); 16º - A TUA VOZ; 15º - OLÊ! OLÁ!; 14º - SUSIE Q, com THE JET BLACK´S; 13º - PORTA-ESTANDARTE; 12º - uma música norte-americana; 11º - EU TE DAREI BEM MAIS; 10º - O PICAPAU (pela segunda vez); 9º - MAMÃE PASSOU AÇÚCAR EM MIM; 8º - TEMA DO FILME “O DÓLAR FURADO”; 7º - POBRE MENINA; 6º - CORUJA; 5º - VOCÊ ME ACENDE; 4º - MEU BEM; 3º - ESTRANHOS AO LUAR, com FRANK SINATRA; 1º - ESQUEÇA, com ROBERTO CARLOS.
Recordo setembro de 1965 quando ainda pertencente ao BATALHÃO DE GUARDAS. Relembro das causas principais que me fizeram deixar aquela Unidade: a chegada do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, assumindo logo o comando interino e, depois, o sub-comando. Impôs uma porção de coisas novas no BG, as quais continuam até hoje, embora transcorrido um ano. Em setembro de 1965, também deixo de ganhar como capitão, com a transferência para o BG do 1° TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE.
Minha esposa quer ir à casa de TIA IRENE. Sai a refeição mais cedo. Antes, assistira parte do programa SÍLVIO SANTOS, no canal 5.
MARIA vai à FAZENDINHA e eu durmo durante a tarde. Quando ela retorna, vem dizendo que que TIA IRENE  não se encontra nada bem. Seu estado nervoso é algo que a deixa como maluca. Conta que TIO EDUARDO estava embriagado e TIA IRENE queria sair. Pouco tempo lá ficou e o ambiente é de desespero.
Assisto muitos programas de televisão: JR E A JUVENTUDE – A FEITICEIRA – O HOMEM DE VIRGÍNIA, com o drama entre criadores de gado e os colonos, quase gerando violento conflito.
OS REIS DO RING – assisto-o em parte, com as lutas: TABERNARI vencendo PANTERA e TEDDY BOY MARINO derrotando RUDDY FARIAS. Na australiana, ROSA E ESPANHOLITO vencem CORISCO e VALDIR.
Assisto também O HOMEM DO SAPATO BRANCO. Entre os casos citamos: a) o gordo BOLÃO, agora com 236 quilos, foi a SANTOS e lá comeu 53 mil cruzeiros de uma vez só, e não pagou a conta;
b) o pretenso cineasta RAFAELI ROSSI e a sua arapuca para atrair moças;
c) NELSON GONÇALVES e sua campanha da criança;
d) Doutor OSCAR DE PAULA ASSIS – advogado de cor, fundador do RENASCENÇA CLUBE, fala sobre o preconceito de cor no BRASIL.
O programa do JACINTO é formidável por apresentar casos de interesse público. Deitamos de madrugada.       
  49 a. da sonda SURVEYOR 5 enviando da superfície da LUA resultados das análises químicas realizadas automaticamente no solo do satélite, em 11 de setembro de 1967.
  48 a. do interrogatório dos terroristas SEBASTIÃO FERNANDES MUNIZ e ANTÔNIO PEREIRA pelo juiz de Direito ANTÕNIO MARZAGÃO BARBUTO, da 9ª VARA CRIMINAL (11 de setembro de 1968). SEBASTIÃO confirmou que o general PAULO TRAJANO era quem transmitia ordens ao grupo terrorista, através de cartões cifrados que o general dizia proceder dos escalões superiores, inclusive da presidência da República. SEBASTIÃO informou que conhecia JESSE na mesma unidade da FP onde serviu por dois anos, e conheceu ALADINO FÉLIX por que se interessava por leitura bíblica. Disse que se converteu ao judaísmo não ortodoxo por influência de ALADINO. ANTÔNIO PEREIRA, o BAIXINHO, confessou tudo sobre a participação no assalto ao banco de PERUS. Disse que tomaram parte no assalto GREGÓRIO CUCHERAVIA, o ICA, NORIVAL DE PAULA, vulgo CORISCO, e PIERINO GARGANO, que se encontrava foragido. JESSE CÂNDIDO não estava no assalto, mas ficou num bosque de eucaliptos próximo, aguardando a volta do bando. Foi JESSE quem forneceu as armas para o assalto: uma metralhadora, uma mauser de 9 mm, dois revólveres calibres 32 e 22. Levaram do banco mais de vinte e seis mil cruzeiros novos, cabendo a ele, ANTÔNIO, quatro mil e quinhentos cruzeiros novos. Esse dinheiro ele usou para comprar um DKW.  
  48 a. da deposição de uma coroa de flores no Monumento do IPIRANGA, por parte do Presidente do CHILE, EDUARDO FREI, em visita ao BRASIL, no dia 11 de setembro de 1968. Um pelotão de cadetes, vestido com a farda de gala, bem como os lanceiros, com seus uniformes de gala também, montavam a GUARDA DE HONRA. O governador ABREU SODRÉ e o prefeito FARIA LIMA acompanhavam FREI. O CAPITÃO ALBERTINO LOPES DE AGUIAR comandava o pelotão de cadetes. EDUARDO FREI almoçaria no CLUBE PAULISTANO. Na tarde, acompanhado pelo governador SODRÉ e pelo prefeito FARIA LIMA, compareceu na VILA ALEXANDRIA, para inaugurar a ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO O´HIGGINS. A viagem de FREI ao BRASIL começou no dia 4 de setembro de 1968 e terminaria em 12 de setembro.
  47 a. de minha apresentação na 3a. COMPANHIA DE POLICIAMENTO OSTENSIVO DO 11º Batalhão de Polícia Militar onde assumia o comando interino, em 11 de setembro de 1969. Era 1º Tenente e estava deixando o comando interino da 5ª Companhia do 11 º BPM.
  46 a. das exéquias do CAPITÃO ALBERTO MENDES JÚNIOR, no cemitério do ARAÇÁ.  O corpo ficou em Câmara Ardente no Salão Nobre do 1o. B.P. "TOBIAS DE AGUIAR", de 10 para 11 de setembro de 1970. Foi morto por terroristas comandados pelo ex-capitão do Exercito CARLOS LAMARCA, em 9 de maio de 1970, em REGISTRO.  O CAPITÃO ALBERTO MENDES JÚNIOR nasceu em 24 de janeiro de 1947. É considerado herói da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.          

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
QUARTEL GENERAL – ESTADO MAIOR
5ª SEÇÃO – ASSUNTOS CIVIS
BOLETIM ESPECIAL
SÃO PAULO, 11 DE SETEMBRO DE 1970
Publico, para conhecimento da Corporação, o seguinte:

TENENTE ALBERTO MENDES JÚNIOR
Nasceu no dia 24 de janeiro de 1947 na cidade de SÃO PAULO, capital do Estado, filho de ALBERTO MENDES e de dona ANGELINA PLÁCIDO MENDES.
Alistou-se na Polícia Militar em 15 de janeiro de 1965 como aluno do Curso Preparatório de Formação de Oficiais da Tradicional Academia do BARRO BRANCO.
Concluiu o CPFO e foi promovido ao 1º ano do Curso de Formação de Oficiais em 24 de maio de 1967, durante uma manhã radiosa, numa festa emocionante, recebeu o espadim de Cadete.
Honrou-o durante o Curso e no dia 21 de abril de 1969 devolveu o espadim-símbolo, e recebeu a espada de Aspirante a Oficial, jurando perante à Bandeira que tudo faria para conquistar com dignidade o oficialato.
Cumpriu o juramento.
No dia 15 de dezembro de 1969 foi promovido por merecimento intelectual ao posto de segundo-tenente.
Fez, a seguir, o compromisso de Oficial: cumprir com os deveres de Oficial da Polícia Militar e dedicar-se inteiramente ao serviço da PÁTRIA.
E, finalmente, no 1o Batalhão TOBIAS DE AGUIAR, onde foi classificado em 6 de fevereiro deste ano, teria que cumprir, na expressão da palavra, todos os juramentos e compromissos.
TENENTE ALBERTO MENDES JÚNIOR, no VALE DO RIBEIRA honrou o nome da família e o passado da centenária Milícia. Comandando uma guarnição do lendário BTA seguiu para o combate contra bandoleiros subversivos que agiam entre REGISTRO, ELDORADO e SETE BARRAS, o TENENTE MENDES JÚNIOR estava entre os que partiram.
E lá, na luta desigual, pôs à prova todo seu valor de soldado brasileiro.
Durante um encontro com os facínoras inimigos da Pátria travou intenso tiroteio. Sentiu que a luta não demoraria; viu que seus comandados, ensangüentados, precisavam de socorro e não teve dúvida.
Sua personalidade de comandante aflorou, exemplar. Deixou-se aprisionar.  Dois dias depois, os vis indivíduos que o conduziam confabularam e decidiram matá-lo.
Ele foi morto. De modo brutal, covardemente, sem piedade, espancado a coronhadas de fuzil, friamente.
Seu corpo bravo foi colocado numa vala e coberto com terra e gravetos.
Enquanto todos o procuravam na esperança de estar vivo, enquanto tudo se fazia para tê-lo de volta, nada mais era possível, pois quando o encontramos no início desta semana, só pudemos achar os restos da figura imovedoura de um HERÓI.
Hoje, o Panteão dos Heróis da Pátria se abre, como tantas vezes já o fez, para receber mais um bravo companheiro.
TENENTE ALBERTO MENDES JÚNIOR
Que dizer-te agora?
Onde a palavra que, dando o sentido exato de teu heroísmo, se harmonize com o diapasão da nossa sensibilidade?
Como situar com palavras o teu feito?
Nossas lágrimas dizem tudo e queremos dizer-te mais.
Nasceste em berço humilde e, acalentado pelo amor dos entes queridos, pudeste moldar o caráter no exemplo da dignidade, da honra, da bravura e do civismo.
Querias construir, e construías o futuro bom para ti e para os teus.
No embalo ainda dos folguedos juvenis, puro, idealista e sonhador, ergueste a frente e, decidido, alistaste para servir a Pátria como Policial Militar.
Eis o jovem cadete a misturar com os sonhos o esforço e o sacrifício.
Vai temperando o caráter que o nosso BRASIL pede forte e cordial, altivo e prestativo.
São cinco anos.
Um por todos, todos por um. E tu eras dos bons, procurando ser dos melhores. E, em seres bom e em fazeres o bem mal podias acreditar na tirania, na traição, no genocídio, no vilipêndio.
Bem formado, te aprontaste para cumprir as missões que te aguardavam nas fileiras da Milícia Paulista. Era a tua nova família a orgulhar-se com a família que já se orgulhava de ti.
A Pátria renasce. Há ânsia de construir o futuro bom, com justiça e muito amor.
O inimigo já não esconde o azedume. Agride e testa a desordem, pela infâmia, pelo crime, pelo terror.
O jovem Oficial é um dos mil e um de trinta e um, nos 23 anos de esperança.
É classificado no lendário 1º B.P. “TOBIAS DE AGUIAR” e, na região onde a Pátria experimentava mais uma agressão – REGISTRO – devia o nosso heróico Tenente construir uma das mais belas páginas de abnegação e de bravura.
Empenhado em ação violenta de combate, teve a tropa sob seu comando, praticamente dizimada, em ataque de surpresa, a 8 de maio deste ano.
Houve, então, o grande momento.
Em gesto de absoluta coragem, de reverência e de solidariedade humana exaltada às últimas conseqüências, sacrifica a própria vida entregando à sanha dos que seriam seus assassinos, fazendo apenas uma única exigência: a vida dos seus subordinados feridos e que jaziam exangue no solo.
TENENTE MENDES, és o herói cuja imortalidade já festejamos e cujo exemplo já nos anima e nos anima muito mais porque te vimos, e ainda ouvimos os teus passos e sentimos a tua presença.
Temos orgulho. Eras igual a todos e nós vimos que viveste no mais alto grau a consciência de como devemos ser.
Não eram muitos os que te abraçavam quando juraste defender a honra, integridade e instituições pátrias, com o sacrifício da própria vida. Ao teu lado havia muitos outros e tu eras um.
Hoje, a cidade parou para dizer-te, entre lágrimas, que se orgulha de ti.
Ainda ouvimos os ecos de tantas vozes que, há poucos dias, no 7 de setembro, cantavam:
                        “Ou ficar a Pátria livre
                        Ou morrer pelo BRASIL”
O BRASIL está livre e continuará.
TENENTE MENDES. Choramos porque foste e nos alegramos por saber, companheiro valoroso, que o teu exemplo despertará em nós os mesmos arroubos cívicos, a mesma heróica determinação, a mesma lealdade e constância.
Desmascarados estão os inimigos da Pátria e suas intenções sinistras serão repelidas com energia.
Ante o teu exemplo mais despertas estão as forças vivas da Nação.
Agora, serás baluarte no coração de todo povo brasileiro que repele a opressão, o ódio, a ignomínia e o terror.
Para ti, em posição de sentido e como derradeira homenagem repetimos as palavras de GUILHERME DE ALMEIDA:
                         “Morreste cedo para viver sempre”
Hoje, aqui perfilados, choramos a tua morte; os clarins ressoam anunciando a partida do herói, as armas se abatem àquele que soube honrá-las , os umbrais da Academia não verão mais teu porte marcial; o pátio do histórico Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR” não sentirá mais o cadenciar de teus passos; o lar modesto não verá mais o filho querido voltar das missões cumpridas; tua lacuna ficará marcada na Tropa de Piratininga.
ADEUS, TENENTE MENDES, DEUS te acolha entre os bem-aventurados, repousa entre os santos, tu bem cumpristes a parcela que a Pátria te destinou, agora a nós cabe o dever de defender a integridade brasileira, honrando o teu nome que soube dignificar a profecia contida nos versos do Hino Pátrio:
                         “Mas, se ergues da Justiça a clava forte,
                          Verás que um filho teu não foge à luta,
                           Nem teme, quem te adora, a própria morte”.

CONFERE
ALTINO MAGNO FERNANDES
CEL. PM CHEFE DO EM.
                                                                               ASSINADO
                                                        CONFÚCIO DANTON DE PAULA AVELINO
                                                                CORONEL COMANDANTE GERAL
                        
  46 a. quando a Conferência Nacional dos Bispos do BRASIL acabava com a obrigatoriedade de uma pessoa não católica, casada com católica, educar os filhos segundo os princípios cristãos, em 11 de setembro de 1970.
  45 a. falece NIKITA KRUSCHEV, dirigente soviético, em 11 de setembro de 1971.
  43 a. falece o Capitão da FP ALFREDO FEIJÓ, nascido em 6 de novembro de 1898. Quando “estourou” a Revolução Constitucionalista de 32, ALFREDO FEIJÓ era comandante de um esquadrão de metralhadoras. Comandou o Batalhão de Cavalaria de RIO PARDO e deixou um precioso acervo a respeito: cartas, listas, telegramas, boletins regimentais de 32, cadernos, inclusive aquarelas que bem retratam os episódios do emprego da cavalaria sob seu comando. Faleceu, vítima de um infarto, quando  dirigia  seu  carro,  em  11  de  setembro  de 1973.
  43 a. do seqüestro e morte da menina ANA LÍDIA, em 11 de setembro de 1973.
  43 a. da morte de SALVADOR ALLENDE, durante o assalto ao PALÁCIO DE LA MONEDA, no CHILE. O líder socialista SALVADOR ALLENDE, após sair vitorioso na eleição presidencial chilena de 1970, foi traído pelas Forças Armadas de seu país e sofreu um golpe que se desdobrou em horas angustiantes. ALLENDE despertou às 6:20 horas em 11 de setembro de 1973 com um telefonema de um funcionário que o informava que a MARINHA havia se rebelado no PORTO DE VALPARAÍSO, a 110 km de SANTIAGO. Nos principais quartéis do CHILE, a atividade havia começado pouco depois da meia-noite, com os tanques esquentando os seus motores, os pilotos recebendo instruções de seus superiores e os generais fazendo chamadas telefônicas para certificarem-se da subordinação de suas tropas. ALLENDE, de 65 anos, teria poucas horas a mais de vida. Desligou o telefone, alertou seus seguranças e partiu, escoltado por veículos do Corpo de Carabineros, da residência presidencial da RUA THOMAS MOORE para o PALÁCIO DE LA MONEDA. Durante o traslado, tomou consciência de que os militares estavam precipitando um golpe, provavelmente para evitar que pudesse concretizar seus projetos para convocar um plebiscito sobre as reformas estatizantes de seu governo. A consulta seria um esforço desesperado para salvar o governo da UNIDADE POPULAR, a coalizão esquerdista que, com mil dias no poder, agonizava após um extenuante conflito com a oposição da direita e da democracia cristã.  Um conflito iniciado no dia de sua vitória eleitoral, em 4 de setembro de 1970. No auge da guerra fria, os EUA se preocupavam com o risco de instalação de “uma nova CUBA” na AMÉRICA LATINA e a administração de RICHARD NIXON traçava sua estratégia para sufocar a economia chilena e incentivar, por meio da CIA, a “resistência” ao governo socialista. A tensão se desencadeou com ataques explosivos que destruíram oleodutos, pontes, instalações elétricas e estradas de ferro. Na zona rural, camponeses se apoderavam de terras ainda não expropriadas, para acelerar a reforma agrária. O movimento direitista PÁTRIA E LIBERDADE crescia, assim como os locautes e “panelaços” contra o governo. Em junho de 1973, quando um regimento de blindados avançou pelo centro de SANTIAGO, num episódio conhecido como “tanquetaço”, que deixou 22 mortos, ficou claro, pela primeira vez, que militares descontentes estavam dispostos a derrubar o governo. Um dia antes do golpe, ALLENDE confirmou ao comandante das Forças Armadas que ele havia nomeado três semanas antes, general AUGUSTO PINOCHET, que pretendia realizar um plebiscito para aliviar a tensão social. O presidente confiava plenamente em PINOCHET, a quem qualificava como “arraigadamente constitucionalista”. ALLENDE chegou ao LA MONEDA no dia do golpe portando um fuzil AK-47, presente do líder cubano FIDEL CASTRO. De terno, gravata e capacete, começou organizar a resistência dando instruções precisas. PINOCHET, por meio de mensageiros, instou ALLENDE a renunciar. Ante a negativa, passou a traçar com os outros comandantes militares – o almirante JOSÉ TORIBIO MERINO, o brigadeiro GUSTAVO LEIGH e o chefe de polícia. CÉSAR MENDOZA – a estratégia para remover ALLENDE do palácio. Entrincheirado no LA MONEDA, o presidente tomava medidas para suportar um combate longo e parecia determinado e sereno, segundo uma de suas filhas, BEATRIZ. Da janela do gabinete presidencial, um disparo de bazuca destruiu um tanque. Quando o tiroteio se intensificou, ALLENDE reuniu o grupo que o acompanhava e disse a eles que a luta que começara naquela manhã precisaria de líderes para conduzi-la no futuro e pediu a todos que deixassem o palácio. Pouco depois, difundiu sua última mensagem ao País pela RÁDIO MAGALLANES. “Não renunciarei”, anunciou. “Pagarei com minha vida a lealdade do povo”, acrescentou antes de a transmissão ser interrompida por militares. Ao meio-dia, aviões começaram a bombardear o palácio. Por uma das janelas, o presidente gritou: “ALLENDE não se rende, milicos”. Minutos depois, os últimos seguidores que desciam as largas escadas do LA MONEDA ouviram um tiro. ALLENDE se suicidara com um tiro sob o queixo, disparado do fuzil presenteado por FIDEL. A infantaria do Exército tomou o palácio às 14 horas, depois de encontrar o corpo do presidente tombado sobre um sofá. “Esse camarada até para morrer causou problemas”, comentou PINOCHET depois da confirmação do suicídio de ALLENDE. No livro LOS 1001 DIAS DEL GOLPE, de MÓNICA GONZÁLEZ, que relata os bastidores da queda de SALVADOR ALLENDE, diz num trecho: “Morava e estudava em SANTIAGO. Os militares iniciaram a ação logo cedo. Senti um alívio porque a situação política e econômica era caótica. Mas, nos dias seguintes, a sensação boa se transformou em preocupação, à medida que os boatos sobre violações aos direitos humanos se espalhavam. Percebi que o regime democrático havia sido destruído.”            
  38 a. falece o piloto de F1 RONNIE PETTERSON, em 11 de setembro de 1978.
  37 a. falece AGOSTINHO DOS SANTOS, presidente de ANGOLA, em 11 de setembro de 1979. Demais anotações feitas nesta data: CORONÉIS PM TRANCHESI, ROSSI, ASSIS, TENENTES-CORONÉIS PM GAÚCHO e PEREZ, MAJORES PM JÓBIO e NIOMAR e outros oficiais estão na quadra do DELPHIN BALANCIER para os costumeiros jogos de volibol. Pago o “PLANO V” no Consórcio de Carros do Clube dos Oficiais. Meu filho MÁRIO vai ver um emprego na Rua CATÃO, na LAPA. O CABO PM CALIENTE ajuda-o. Chegada dos oficiais de SANTA CATARINA, matriculados num estágio no choque: 2º TENENTE WALDIR BALDESSARI, 2º TENENTE BENEVAL JOÃO DE SOUZA e 2º TENENTE LOURIVAL ANTENOR DE MELLO. O MAJOR PM ALUÍZIO leva-os até o 3º BPChq, onde são apresentados ao TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ e MAJOR PM ISER BRISOLLA. Ali farão estágio até dia 14 de setembro. Tomo conhecimento de um caso escabroso na hora do almoço: um sujeito tenta matar a mãe para ficar com a herança. SARGENTO PM OSVALDO, de POÁ, telefona-me e diz que houve a sentença judicial no Processo nº 521, que tantas dores de cabeça me deu neste ano. No final do expediente os tenentes da PM de SANTA CATARINA passam pelo CPChq. Aos poucos eles vão se familiarizando com as nossas atividades. JARBAS PASSARINHO (ARENA) PAULO BROSSARD e alguns oficiais alunos do CSP estão presentes na ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. Chega ao Congresso projeto de lei que modifica a reforma salarial.     
  36 a. da nova Constituição do CHILE. Foi aprovada em referendum, com 69,14% dos votos. Através da nova lei, PINOCHET poderia seguir no poder por mais oito anos. Em 11 de setembro de 1980.
  35 a. da OPERAÇÃO “GRILO”, reintegração de posse da FAZENDA ITUPU,  na ZONA SUL de S. PAULO. Das páginas de minhas memórias, em 11 de setembro de 1981: “Às 3:15 horas, passagem em revista à tropa no Pátio do 2º BPChq, pelo CORONEL CID BENEDITO MARQUES. O Cmt da tropa é o TENENTE-CORONEL CARLOS DE CARVALHO. Os comandantes de companhias: CAPITÃO JAHYR (2º BPChq) e CAPITÃO CAMARGO (3º BPChq). 03:30 horas, o Cel CID ruma para o CPAM-2 com MAJOR VENTURA, MAJOR ALUÍZIO e CAPITÃO GABRIEL. São feitos contatos com o CORONEL ALBERTINO LOPES DE AGUIAR (Cmt da Operação), TENENTE-CORONEL GARIBE, TENENTE-CORONEL MORAIS NOVAES, TENENTE-CORONEL OMAR DE CAMPOS VERDE, MAJOR CERRALVO, MAJOR FERREIRA DE SOUZA e demais oficiais comandantes de tropa.  4:10 horas, chegada do Cmt Geral e MAJOR MENDES. Vamos todos para a FAZENDA ITUPU. As tropas tomam disposição no terreno e aguardam ordens para agir. Muito frio no local. O Oficial de Justiça chega depois das 6 horas. Acompanhado do delegado da polícia federal, ele faz a proclamação perante os posseiros. O porta-voz é o Deputado Federal AURÉLIO PERES. Em poucos minutos os invasores resolvem deixar o local caso lhe sejam dadas garantias de quem ninguém será preso. Os posseiros afastam-se às 6:35 horas. É procedido uma vistoria no local pelo oficial de justiça, delegado da polícia federal, representante do IAPAS, Cmt Geral, Cmt do Operação “GRILO”, CORONEL CID, MAJOR MENDES, MAJOR VENTURA. A Imprensa acompanha. Às 7:30 horas retiramo-nos do local. Retornamos ao Choque. Reunião às 9:30 horas no 3º BPChq com oficiais componentes do ESTADO-MAIOR PESSOAL e GERAL do COMANDANTE DA PARADA POLICIAL MILITAR, CORONEL CID BENEDITO MARQUES. Ele estuda a mudança da data. Almoço no SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA e descanso até às 15 horas. CORONEL CID vai ao QCG e depois para CAMPINAS. Até às 18 horas fico resolvendo os problemas da Seção Operacional. Em casa, não consigo nem ler, deitando logo.”
  33 a. da conquista, por parte dos irmãos iatistas TORBEN e LARS GRAEL, do título para o BRASIL no Campeonato Mundial de Snipe, em PORTUGAL, no dia 11 de setembro de 1983.
  31 a. falece o Cel. Ref. OSVALDO HILDEBRAND, no dia 11 de setembro de 1985.
  31 a. de um acidente de trens, com um choque frontal, causando mais de 120 mortes em PORTUGAL, em 11 de setembro de 1985.
  30 a. do registro da maior queda da bolsa de valores de NOVA YORK até 11 de setembro de 1986. O índice DOW JONES perderia 86,5 pontos.
  29 a. falece no dia 11 de setembro de 1987 o padre, filósofo e educador PAUL-EUGÈNE CHARBONNEAU, vice-diretor do Colégio SANTA CRUZ, aos 61 anos, no Hospital SANTA CATARINA, em decorrência de uma hemorragia cerebral que sofreu há um mês. Também morre nesta data o ator de cinema LORNE GREENE. Demais anotações nesta data: LUCINDA vai ao Hospital d CRUZ AZUL nesta manhã de sexta-feira. Na entrada do CAES encontro o CORONEL PM Res LUIZ CARLOS DE PONTES FABBRI. Ele trabalha na FEPASA e fala comigo a respeito do choque de dois trens, ontem à noite, na estação BARRA FUNDA. Morreram os dois auxiliares de maquinista. Num dos trens vinham nove presos escoltados com 5 soldados e 1 sargento da PM. Não houve fuga como se propalou. Ficamos sabendo que o CORONEL PM ANTÔNIO JOAQUIM DE OLIVEIRA JÚNIOR assumiu o Comando do CPA/I-6 (SANTOS). O CORONEL PM FELICIANO dá as aulas 3 e 4 de PM5 – PROCESSO DECISÓRIO. Tece comentários sobre a posição da Corporação na comunidade. PERCIVAL DE SOUZA vem nos dar as últimas aulas de COMUNICAÇÃO SOCIAL. O assunto trazido por ele é sobre a Constituinte. Também faz um retrospecto geral do que foram as suas aulas. Almoço com o CAPITÃO SILVA e outros oficiais do Reservado. Participo de um churrasco oferecido pelos TENENTES PM SEBASTIÃO e EDGARD (aniversariantes) e TENENTE PM MERLO (o mais novo oficial da Unidade). Vou entrar de serviço nesta noite. Apenas temos como novidade o início da COPA UNIÃO, no PACAEMBU. O PAMEIRAS vence o CRUZEIRO pelo placar de 2 a 0. Os noticiosos da TV mostram o PAPA JOÃO PAULO II em MIAMI. O meu colega de turma TENENTE-CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI casou-se novamente nesta sexta-feira, com sua companheira VERA, na Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo, à Rua VERGUEIRO, por volta das 18 horas. Nesta noite estão recebendo os cumprimentos no Salão de Festas da Capelania da Polícia Militar, bem perto do meu quartel. Não fui ao casamento por razões de cansaço. Sem ocorrências importantes assisto o filme CAÇADA IMPLACÁVEL no canal 7. Essa semana que se vai encerrando exigiu um desprendimento a mais dos oficiais alunos por causa das provas finais de DOUTRINA DE EMPREGO DA PM/CBM.     
  27 a. falece o Comandante da frustrada invasão da BAIA OS PORCOS, em CUBA, por JOSÉ ALFREDO SAN ROMÁN, em 11 de setembro de 1989.
  26 a. do seqüestro dos estudantes VÂNIA BENZAQUEM GABAY e ALEX ANDRE WENKERT, em 11 de setembro de 1990.
  25 a. do derrame cerebral sofrido pelo Cel. Res. HERMES BITTENCOURT CRUZ, em 11 de setembro de 1991.
  25 a. da decisão da URSS de retirar suas tropas de CUBA, calculadas em 11 mil homens, em 11 de setembro de 1991.
  24 a. falece o Cel. EB Ref MONSENHOR JOÃO PHEENEY DE CAMARGO E SILVA, nascido em 12 de fevereiro de 1908. Foi Presidente da SOCIDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Falece em 11 de setembro de 1992. Foi combatente de 1932, participou da 2ª Grande Guerra e esteve também no Canal de Suez, como participante das Forças de Paz.
  22 a. falece a atriz JÉSSICA TANDY, em 11 de setembro de 1994, aos 85 anos, em CONNECTICUT, na sua casa. A atriz, nascida na INGLATERRA, sofria de câncer. Para o grande público, JÉSSICA TANDY deixa a imagem da elegante e implicante DAISY WERTHAN, velha judia sulista de ATLANTA, que ela interpretou no filme CONDUZINDO MISS DAISY, ganhando o OSCAR de melhor atriz em 1990. No entanto, para quem tem intimidade com o teatro norte-americano, a morte de JÉSSICA TANDY representa o desaparecimento de uma das damas do palco contemporâneo. Outros filmes onde ela trabalhou: NOITE DE REIS, HAMLET, PORTRAIT OF A MADONNA, UM BONDE CHAMADO DESEJO, A SÉTIMA CRUZ, ROMMEL, A RAPOSA DO DESERTO, LUZ NA FLORESTA, OS PÁSSAROS, O MUNDO SEGUNDO GARP, NA CALADA DA NOITE, AMIGOS PARA SEMPRE, THE BOSTONIANS, COCOON e COCOON: A VOLTA.  
  22 a. da quebra do recorde brasileiro e sul-americano dos 50 metros livre, pelo paulista GUSTAVO BORGES, então com 21 anos, ao fazer a prova em 22seg64, em 11 de setembro de 1994. Ele ficou em quarto lugar na classificação mundial, sua melhor posição na prova até então. A medalha de ouro ficou com o russo ALEXANDER POPOV, que já havia ficado com o primeiro lugar nos 100 metros livre. A medalha de prata foi para o norte-americano GARY HALL JÚNIOR e o bronze ficou com o lituano RAIMUNDAS MAJOLIS.
  22 a. das anotações de 11 de setembro de 1994 (domingo): No vôlei feminino, o BRASIL ficou com o título do GRANDE PRIX, em XANGAI. O título de campeão foi conquistado sobre o JAPÃO. As brasileiras fecharam, invictas, a participação no quadrangular final do torneio. CUBA ficou em 2º lugar; a CHINA em 3º e o JAPÃO em 4º - Em NATAL, o espanhol ALEJO MANCISIDOR levou o título da competição de tênis, derrotando o brasileiro FERNANDO MELIGENI – A vitória de 1 a 0 - um belo gol de FLÁVIO CONCEIÇÃO no segundo tempo – sobre o INTERNACIONAL, no PARQUE ANTÁRTICA, o PALMEIRAS garantiu oficialmente a final extra, para a próxima fase do CAMPEONATO BRASILEIRO. É o primeiro a assegurar a vantagem. SANTOS e VASCO DA GAMA, em SÃO JANUÁRIO, ficaram no empate sem abertura de contagem, num jogo com muita violência.
“PERDÃO” e “TOLERÂNCIA” foram as palavras mais repetidas pelo PAPA JOÃO PAULO II nas 24 horas que permaneceu em ZAGREB, capital da CROÁCIA, na sua visita de impacto a uma região conflagrada há seis anos por guerras civis de fundo étnico e religioso. A reconciliação foi o tema predominante durante a missa campal celebrada hoje para quase um milhão de pessoas, quanto no encontro marcado com o presidente FRANJO TUDJMAN. Demonstrando abatimento físico e com dificuldades de locomoção devido a uma fratura do fêmur, que sofreu em abril, o PAPA mostrou que sente o peso dos seus 74 anos. Ao completar, ontem a 62 ª viagem de seu pontificado, JOÃO PAULO II, pela primeira vez, não se abaixou para beijar o solo, em lugar disso, um punhado de terra foi oferecido para a sua bênção.     
  20 a. transf. res.: TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO DORCE JÚNIOR, em 11 de setembro de 1996.
  20 a. falece o ex-presidente ERNESTO GEISEL, em decorrência de problemas respiratórios, no RIO DE JANEIRO. Seu governo, de 1974 a 1979, iniciou o processo de abertura política, depois do golpe militar de 1964. Faleceu em 11 de setembro de 1996.
  19 a. da recuperação, por parte da ESCÓCIA, da autonomia do parlamento, em um referendum que registrou 74,3% de votos afirmativos, em 11 de setembro de 1997. Outras notícias nesta data: nesta quinta-feira vou cortar o cabelo com o PEDRO, na AORPM. Fico sabendo que o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO encontra-se em BRASÍLIA lutando pelos nossos direitos no campo da segurança. Converso com o TENENTE-CORONEL PM Ref REZENDE, TENENTE PM Ref PRETENDENTE e TENENTE PM Ref FONSECA. Também ali comparece o CAPITÃO IAROSLAV ARADZENKA. Hoje a temperatura é bem mais amena na cidade. Estamos com 18 graus. Na tarde, no MMDC, oito alunos da 8ª série do 1º grau “invadem” a Sociedade Veteranos de 32-MMDC para colherem subsídios sobre a Revolução de 32. Eles realizarão uma FEIRA DE CIÊNCIAS sobre a Polícia Militar em outubro. Perco quase que todo o tempo disponível em conversas com eles. O veterano MANUEL DIAS DE OLIVEIRA está na Sociedade. O CORONEL CANAVÓ ainda não retornou de sua viagem a BRASÍLIA.
O vigia SÍLVIO DA COSTA BATISTA, que está detido desde sábado (dia 6) na carceragem do DEPATRI, acusado de participar com 2 PMs do seqüestro de morte do garoto YVES YOSHIAKI OTA, de 8 anos, foi espancado pelos demais presos. A agressão ocorreu durante uma tentativa de rebelião e fuga.
Campeonato Brasileiro: CORINTHIANS 3 x VITÓRIA 1; PORTUGUESA 2 x SÃO PAULO 1; FLUMINENSE 1 x FLAMENGO 2; GOIÁS 2 x GUARANI 1; BAHIA 2 x PARANÁ 1; VASCO 6 x UNIÃO SÃO JOÃO 0 (EDMUNDO fez todos os gols); CORITIBA 3 x GRÊMIO 3; AMÉRICA (RN) 2 x CRUZEIRO 1; CRICIÚMA 2 x SPORT 0; ATLÉTICO MINEIRO 2 x SANTOS 1; INTERNACIONAL 0 x JUVENTUDE 1. O INTERNACIONAL era o último invicto do Campeonato, mas ainda lidera a tabela com 31 pontos ganhos. Em segundo lugar está a PORTUGUESA com 30 pontos; terceiro, PALMEIRAS, com 24 pontos; em quarto, também com 24 pontos está o JUVENTUS; em quinto, VASCO com 23 pontos; sexto, PARANA, com 22 pontos; em sétimo está o ATLÉTICO MINEIRO com 21 pontos. O CORINTHIANS segue em oitavo lugar com apenas 18 pontos. Dos 26 times que concorrem ao título, apenas 8 passarão para a segunda fase.   
  18 a. da inauguração do VIADUTO DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES, localizado na Av. WASHINGTON LUIZ sobre à Avenida ÁGUAS ESPRAIADAS, Zona Sul, em 11 de setembro de 1998. Outras anotações nesta data: melhora o tempo nesta sexta-feira. Vou à Cooperativa de Socorros Mútuos para resolver um empréstimo de dois mil reais para MARIA DE LOURDES – TUQUINHA – filha da dona ANTÔNIA. Conversamos com os oficiais sobre a grave crise das quedas das bolsas de valores no mundo. As taxas de juros no BRASIL aumentam para evitar a evasão de dinheiro estrangeiro. Ontem a queda na Bolsa de SÃO PAULO foi de 15,83%. O BRASIL perdeu num dia só cerca de 1,9 bilhão de dólares de suas reservas.
No MMDC, o CORONEL CANAVÓ não vem hoje. Recebo um telefonema do CORONEL PM RENALDO prometendo ir à NOSSA CAIXA-NOSSO BANCO na segunda-feira, dia 14. Hoje foi inaugurado o VIADUTO DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES. Localizado na Avenida WASHINGTON LUIZ sobre a Avenida ÁGUA ESPRAIADA.
Minha mãe está mais calma com o problema do seu neto MÁRIO. É irreversível, não havendo chances de sobrevivência, pois os órgãos estão falindo. É duro de entender essa situação, mas a natureza humana é fraca. Em casa, o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA dá duro na reforma do banheiro.
Nos ESTADOS UNIDOS, o relatório do CASO MÔNICA foi divulgado, inclusive pela INTERNET. As cópias desse relatório se multiplicaram no mundo todo.
LULA acusa FERNANDO HENRIQUE CARDOSO de ser o culpado pela crise dizendo que o presidente levou o país para uma “Unidade de Terapia Intensiva”.    
 17 a. das anotações feitas em 11 de setembro de 1999 (sábado): LUCINDA conta detalhes do atropelamento sofrido pela sua irmã DEOLINDA há alguns meses. Em MONZA, nos treinos para a formação do “grid” de largada do GP DA ITÁLIA, MIKA HAKKINEN faz a sua 11ª Pole Position do ano. Em segundo lugar chega HEINZ-HARALD FRENTZEN. O terceiro é DAVID COUTHARD. ALESSANDRO ZANARDI chega em quarto. RALF SCHUMACHER é o quinto. MIKA SALA chega em sexto. O sétimo é o brasileiro RUBENS BARRICHELLO, com EDDIE IRVINE em oitavo.
No US OPEN DE TÊNIS, SERENA WILLIAMS torna-se campeã ao vencer a número um do ranking mundial, MARTINA HINGIS.
CAMPEONATO BRASILEIRO: SÃO PÁULO 2 x CORITIBA 1; GAMA 1 x FLAMENGO 1; SANTOS 2 x BOTAFOGO, de RIBEIRÃO PRETO 0; VASCO 3 x PONTE PRETA 1.
Um sábado de tranqüilidade. LUCINDA trabalha o dia todo em casa. JOÃO vive os momentos da música, tocando no teclado. O PAULO CÉSAR sai muito, quase não pára em casa. Durante o transcorrer do sábado, revejo as páginas de minhas memórias, no período entre 8 a 14 de setembro dos anos de 1990 a 1996. Mais dois Jogos de xadrez no computador e mais duas derrotas. Assisto o intrincado filme abordando a loucura pelo fanatismo da religião – O JUIZO FINAL. Depois assisto TENTAÇÃO MORTAL, com muitos assassinatos.
Hoje se transfere para a reserva o MAJOR PM WALLACE OLIVEIRA E SILVA. 
 16 a. em que o assassino confesso ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES  teria  novos advogados de defesa, substituindo ANTÔNIO CLÁUDIO MARIZ DE OLIVEIRA;  o ex–ministro da Justiça JOSÉ CARLOS DIAS e o advogado ARNALDO MALHEIROS  FILHO, em 11 de setembro de 2000.
  16 a. da internação da ex–primeira dama RISOLETA NEVES, viúva de  TANCREDO NEVES. Submeteu-se a uma cirurgia ortopédica na Clínica SÃO VICENTE, no RIO, em 11 de setembro de 2000.

ACONTECEU EM 11 DE SETEMBRO DE 2001 : -  TERÇA-FEIRA
1418185g - 1543202  194182 - 14. 2 211 15/.
Quando o jornaleiro da Rua TABATINGUERA contou-me, por volta das 11 horas, que os ESTADOS UNIDOS estavam sendo atacados por aviões seqüestrados, como se fossem mísseis teleguiados, não pude acreditar. Mesmo assim soube que um JUMBO teria sido arremessado, por um terrorista suicida, contra uma das torres do WORLD TRADE CENTER, na ilha de MANHATTAN. Um avião menor foi arremessado contra a outra torre. Um terceiro avião caiu sobre o PENTÁGONO.
INACREDITÁVEL! Mas é a dura realidade! Ao chegar no MMDS, todos os integrantes da Entidade estavam atentos, na televisão, assistindo aos acontecimentos; mais tarde, o CAPITÃO PM Ref IRINEU FELIPPE tenta explicar o que estava ocorrendo.
No MMDC, apesar das conversas sobre os atos de terror nos EUA, inclusive com o VASCO imprimindo as notícias da Internet, vamos tratar de assuntos referentes à solenidade do 2 de outubro. Mantenho contatos telefônicos com o CAPITÃO PJM CORTE (DAMCO) – CORONEL PM Res GUIMARÃES – CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES.
Em casa, neste dia de luto internacional, assisto cenas dantescas do TERROR nos ESTADOS UNIDOS.    
MANHÃ DE APOCALÍPSE NOS ESTADOS UNIDOS: -
UMA ONDA DE TERRORISMO INVADE NOVA IORQUE e WASHINGTON. As duas torres do WORLD TRADE CENTER foram atingidas por aviões seqüestrados por terroristas suicidas causando milhares de mortes. Um terceiro avião foi jogado contra o PENTÁGONO. Oito aviões foram seqüestrados numa onda de terrorismo sincronizada. Menos de uma hora depois do ataque ao PENTÁGONO, um BOEING 757, que partiu de NEWARK (NOVA JERSEY) para SÃO FRANCISCO, com 38 passageiros e sete tripulantes, caiu perto de JOHNSTOWN. Todos os aviões tiveram sua rota desviada pelos seqüestradores no ar. Esses aviões levavam 266 pessoas a bordo, todas mortas. 
Durante o dia todo as emissoras de televisão transmitem cenas dantescas que estão acontecendo nos EUA. OS PRIMEIROS NÚMEROS dão conta de dez mil vitimas fatais. Milhares estão feridos e muitos gravemente. O caos tomou conta da ilha de MANHATTAN e da capital dos ESTADOS UNIDOS.
O líder espiritual do TALEBAN (grupo terrorista muçulmano que controla o AFEGANISTÃO), MULLAH OMAR, condenou os ataques e negou responsabilidade de OSAMA BIN LADEN.
Na noite, chegam cenas de uma possível retaliação contra a capital do AFEGANISTÃO, CABUL. Mísseis são lançados contra esse país.  O objetivo inicial seria o aeroporto de CABUL.
Os jornais da GLOBO, RECORD, BANDEIRANTES apresentam ampla cobertura da tragédia. Os principais países do mundo repudiam os ataques terroristas. No entanto, os palestinos estão comemorando o fato. Um clima de tensão se instalou nos ESTADOS UNIDOS, no momento "fechado" ao mundo, onde não entra nem sai aviões. A GLOBO foi a primeira TV aberta a mostrar um flash do atentado terrorista nos EUA. Apenas sete minutos após o choque do primeiro avião, entraram no ar as primeiras imagens que chegavam da CNN. Durante toda a manhã, os correspondentes fizeram entradas ao vivo, direto de NOVA YORK. Naquele dia, a primeira edição dos telejornais e o GLOBO ESPORTE não foram exibidos. O “JORNAL NACIONAL” apresentou uma edição especial, batendo seu recorde de audiência no ano.

MAIS DE CEM MIL PESSOAS compareceram ao velório do prefeito ANTÔNIO DA COSTA SANTOS, o TONINHO do PT, no Paço Municipal de CAMPINAS. O corpo deixou o velório às 16h20, para ser sepultado no CEMITÉRIO DA SAUDADE.

MORREU o empresário JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES FILHO, 74 anos, irmão de ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES, do GRUPO VOTORANTIN. Presidente do conselho de administração da empresa, ele sofria de câncer nas regiões do pescoço e cabeça e sua saúde estava muito debilitada nas últimas semanas. Estava internado no HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA e faleceu por volta das 13h30, dois meses antes de completar 75 anos - o industrial nasceu no  dia 26 de novembro de 1926.

A ENTREGA DO RELATÓRIO DA COMISSÃO DO CONSELHO DE ÉTICA que investiga JADER BARBALHO foi adiado para amanhã. O senador JOÃO ALBERTO, um dos integrantes da comissão de sindicância, pediu vistas do relatório.

FALECEU O MAJOR REFORMADO FLORISVALDO NEVES RIBEIRO.

A perplexidade varreu o planeta nesta terça-feira, 11 de setembro de 2001, que entra para a História como mais um marco da irracionalidade humana. As imagens de horror protagonizadas pela suicida ação do terror ficarão marcadas para todo o sempre na mente de bilhões de telespectadores que não conseguiam acreditar o que estavam vendo.
Por óbvio, uma gélida queimação percorreu a espinha dos mais velhos, que instintivamente se lembraram de PEARL HARBO e então se perguntaram: o que irá acontecer a partir de agora? Pois é...Impossível fugir a tal pergunta neste grave momento internacional em que o assombro e o lamento se somam para diminuir a crença na paz mundial, que havia ressuscitado com a queda do MURO DE BERLIM e o fim da GUERRA FRIA.
Assim como o neonazismo, que hoje preocupa toda a EUROPA, o traiçoeiro e covarde terrorismo já vinha deixando o mundo em estado de alerta, mas, por certo, ninguém imaginaria que a beira do precipício estava tão próxima como se acabou de descobrir. A dor da maior democracia é compartilhada pelo povo brasileiro, que não aceita esse tipo de violência em hipótese nenhuma, não importa contra quem quer que seja.
Mas, da mesma forma que hoje se condena o tresloucado ataque, se torce aqui para que o equilíbrio seja mais forte do que o natural sentimento de vingança que nessas horas toma conta dos americanos. Afinal, as retaliações que já se fizeram hoje mesmo contra o AFEGANISTÃO – de onde, na visão do PENTÁGONO, poderia ter partido o plano para a agressão – não conseguirão trazer de volta os inocentes mortos. Só servirão para matar mais inocentes e atrair inevitáveis ações terroristas.
A situação, de fato, é extremamente delicada e não pode ser vista como se fosse um problema que só diz respeito aos ESTADOS UNIDOS, pois paira no ar o temor de um envolvimento muito maior, ou seja, de um alastramento da violência que não dá para ter fronteiras nem data para parar. Esta madrugada, com toda a certeza, foi de insônia, angústia e inquietação, à espera do dia seguinte.
Afinal, se nem a nação mais poderosa está imune ao terrorismo, que estará? O assustador exemplo da insensatez, no entanto, pode vir a servir de lição para todos nós. Ao atrair o repúdio mundial, até mesmo de líderes antiamericanos, o terrorismo pode ter-se aplicado uma overdose letal. Ao mesmo tempo, deve obrigar o mundo a uma reflexão sobre a ordem econômica que colhe a morte ao semear a fome. Não há tempo a perder... (O DIA SEGUINTE) – OPINIÃO DO DIÁRIO DE SÃO PAULO.

2 002  :  -  QUARTA-FEIRA
Na edição do JORNAL DA TARDE de 11 de setembro o destaque era o primeiro ano após os atentados às TORRES GÊMEAS nos ESTADOS UNIDOS. O governo norte-americano estava em estado de alerta e homenagens aos mortos haviam sido feitas no país. No BRASIL, o MST se declarava pró-LULA durante as eleições para a Presidência e, no futebol, o PALMEIRAS corria o risco de cair para a Segunda Divisão.

O atentado terrorista contra as torres gêmeas do WORLD TRADE CENTER, em NOVA YORK, e o PENTÁGONO, em WASHINGTON está completando UM ANO, mas ainda hoje os tremores da tragédia são sentidos em grande intensidade no mundo todo. Alguns acontecimentos da semana passada ilustram a reviravolta que o planeta vem sofrendo desde o fatídico 11 de setembro. O presidente do AFEGANISTÃO, HAMID KARZAI, sofreu uma tentativa de assassinato na cidade de KANDAHAR, mas saiu ileso do incidente. A principal suspeita de autoria do atentado é a organização terrorista AL QAEDA, liderada por OSAMA BIN LADEN. Afinal, KARZAI foi guindado ao posto com o apoio do governo dos EUA, depois que o regime TALEBAN perdeu o poder no País. Pouco antes, um carro–bomba explodiu em CABUL, capital afegã, matando 26 pessoas. No dia seguinte, os americanos usaram caças para bombardear o sul do IRAQUE em mais um alerta de GEORGE W. BUSH contra o ditador SADDAM HUSSEIN e, de quebra, contra o terrorismo internacional.
Mas os efeitos de 11 de setembro não são evidentes apenas em atitudes. Eles se expressam também no sentimento do povo americano. Há um ano, boa parte da população vive uma espécie de paranóia coletiva, como se uma nova catástrofe fosse acontecer a cada dia. No aniversário da independência do País, em 4 de julho, certo pânico tomou conta dos moradores de NOVA YORK, que achavam que a data seria escolhida para um novo ataque. Agora, os serviços de inteligência americanos, de certa forma, ajudam a espalhar o medo ao revelar o crescimento das ameaças terroristas por causa do primeiro aniversário da tragédia.
Para muitos, os acontecimentos de 11 de setembro abriram uma ferida que jamais irá cicatrizar. O capitão DANIEL DALY, 54 anos, está há 24 no Destacamento 52 do Corpo de Bombeiros de NOVA YORK. Durante dois anos, chefiou uma equipe no trabalho de resgate. Ele guarda imagens aterrorizantes daqueles dias, como os corpos dilacerados que ajudou a tirar do entulho. DALY planejava se aposentar só daqui a cinco anos, mas o trauma de ter perdido vários colegas é tão grande que, a exemplo de outros dois mil bombeiros, resolveu se retirar no fim do ano. O relato de DALY é um entre tantos outros de pessoas que estiveram no olho do furacão e sobreviveram.

Documentários, debates, reportagens e retrospectivas são algumas das atrações previstas para hoje pelos canais para lembrar os ataques do fatídico 11 de setembro. GLOBO e BANDEIRANTES programaram uma série de reportagens, que estão sendo exibidas durante toda a semana em seus jornalísticos. Outros canais reservaram apenas o dia de hoje para repercutir o assunto em seus noticiários. A GLOBO também coloca no ar o documentário “9/11” feito pelos cinegrafistas franceses GEODON e JULES NAUDET. Eles preparavam um programa sobre o dia–a–dia dos bombeiros quando aconteceu o atentado ao WORLD TRADE CENTER. O filme é narrado pelo ator ROBERT DE NIRO e é transmitido com legenda para preservar o som original. A produção traz imagens inéditas do prédio durante e após o atentado. A BANDEIRANTES apresenta um especial ao vivo, em que debate as conseqüências do ataque com convidados especializados em segurança e terrorismo. Outra emissora que entra ao vivo com o tema é a RECORD. O “REPÓRTER RECORD” traz reportagens sobre NOVA YORK após o ataque e segurança nos aeroportos. Já o SBT exibe na série “PARCEIROS DA VIDA”, depoimentos de pára médicos e bombeiros que trabalharam no socorro das vítimas.

Há uma verdadeira paranóia no ar, neste 11 de setembro. Pela manhã, os jornais publicam cadernos sobre o assunto do “DIA EM QUE A TERRA PAROU”. O 11 de SETEMBRO passou a ser um marco na história dos EUA – ANTES e DEPOIS dessa data são comentados ao limite nessa quarta – feira, onde todos estão aguardando algum acontecimento inusitado.
Vou para SÃO PAULO por volta das 10:30 horas. Tanto no MMDS como na Associação dos Oficiais da Reserva comenta-se o 11 de setembro. Não temos a costumeira reunião no MMDS. Os oficiais estão em destino e aproveito o tempo para estudar alguns relatórios pendentes, principalmente quanto ao envolvimento do CRISTIANO em bebedeiras, já que esse é um vício que está acabando com o rapaz. Já foi muito bom em anos passados. Hoje é um fantasma do que era.
Muito tranqüilo o dia na Sociedade Veteranos de 32~MMDC. Não contamos com a presença do presidente e nem recebemos visitas, a não ser de uma viúva que vem pedir uma Certidão do ex–combatente de 32. Dona CÉLIA está providenciando a remessa das convocações para a reunião do CONSELHO SUPREMO, já assinadas pelo COMANDANTE GERAL, Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Também o Sr. MARCONDES, que se encontra em casa, deverá assinar as convocações para os diretores quanto à reunião marcada para dia 19 de setembro.

Integrantes da facção criminosa COMANDO VERMELHO (CV) promovem cenas de violência e terror, hoje, no presídio de segurança máxima BANGU 1, durante rebelião para matar rivais do TERCEIRO COMANDO (TC). Quatro presos foram mortos. Entre eles, um dos mais perigosos bandidos do RIO, ERNALDO PINTO MEDEIROS, o UÊ. CELSO LUÍS RODRIGUES, o CELSINHO DA VILA VINTÉM, foi espancado.
Até as 22 horas, os detentos tinham em seu poder seis dos oito reféns e a polícia ainda não tinha cumprido a ordem de invadir o presídio, dada pela governadora BENEDITA DA SILVA. O levante foi liderado por LUÍS FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR. Ele lideraria um processo de unificação nacional das facções e decidiu “eliminar desafetos”, disse o secretário da Segurança Pública, ROBERTO AGUIAR.
Quatro mortes foram confirmadas : UÊ, CARLOS ROBERTO DA COSTA, o ROBERTINHO DO MORRO DO ADEUS; WANDERLEY SOARES, o ORELHA (cunhado de UÊ), e MARCELO LUCAS DA SILVA, o CAFÉ DO ANDARAÍ. ELPÍDIO ROBÔ foi esfaqueado e está muito ferido. Já CELSINHO DA VILA VINTÉM foi espancado, mas decidiu apoiar BEIRA-MAR e acabou poupado.
A REBELIÃO começou às 8:30 horas, quando a facção dominou dois agentes do Departamento do Sistema Penitenciário que faziam a contagem dos presos. Os rebelados pegaram as chaves das celas e fizeram os funcionários reféns. Em seguida, outras seis pessoas – dois agentes do DESIPE e quatro operários que faziam uma obra na prisão foram capturadas.  

A polícia civil prendeu, na tarde de hoje, LEANDRO CAETANO, de 21 anos, acusado de participar do assassinato da menina VITÓRIA AUGUSTINHO RODRIGUES DE ALMEIDA, de 5 anos, morta em uma tentativa de assalto na noite do domingo, dia 8, em SANTO ANDRÉ. O acusado foi reconhecido por testemunhas. CAETANO já foi preso pela polícia por crimes de tráfico de drogas e roubo. Está com prisão temporária decretada pela Justiça.

Pânico e revolta contra o estrangulador de GUARULHOS mobilizaram hoje a população e a polícia do município e de bairros vizinhos. Uma pessoa foi perseguida em GUARULHOS por ser confundida com o maníaco e escapou pela tubulação de esgoto. Outras duas foram detidas na ZONA NORTE de SÃO PAULO, mas não foram reconhecidas. Um bandido que atacou uma mulher no PARQUE EDU CHAVES, escapou saltando pelos telhados de casas. Em ITAQUAQUECETUBA, um funcionário da SABESP foi confundido com o homem suspeito de estrangular 12 pessoas.

Nem mesmo LEVIR CULPI consegue dar jeito no PALMEIRAS. No duelo contra CELSO ROTH, ex–treinador da equipe, o VERDÃO perdeu para o INTERNACIONAL por 3 a 2. Outro paulista que se deu mal foi o SANTOS. DIEGO chegou a colocar o time na frente ao fazer 2 a 0, mas o CORITIBA reagiu e venceu por 4 a 2. No CANINDÉ, a LUSA derrotou o SÃO CAETANO  por 3 a 2. Em CAMPINAS, a PONTE PRETA se reabilitou ao ganhar do PARANÁ por 1 a 0.

PRESO por dirigir sob efeito de álcool ou drogas, o ator americano NICK NOLTE, de CABO DO MEDO e O PRÍNCIPE DAS MARÉS. Ele foi parado por policiais quando ziguezagueava com seu Mercedez-Benz preto por uma estrada de MALIBU. Parecendo desorientado, foi algemado e levado à delegacia. Pagou fiança de dois mil e quinhentos dólares e foi liberado.

MORREU a atriz KIM HUNTER, em NOVA YORK, em seu apartamento, no bairro boêmio de GREENWICH VILLAGE, aos 79 anos, de ataque cardíaco. Ficou famosa quando recebeu, no começo dos anos 50, o OSCAR de coadjuvante por seu papel como a irmã de BLANCHE DUBOIS, ESTELLE, na adaptação que ELIA KAZAN fez da peça de TENESSEE WILLIAMS, UM BONDE CHAMADO DESEJO (o filme ganhou o título de UMA RUA CHAMADA PECADO, no BRASIL). KIM HUNTER, que fez muito teatro, participou de vários outros filmes, incluindo O PLANETA DOS MACACOS (onde fez o papel da macaca ZIRA), a primeira versão, de FRANKLIN J. SCHAFFNER, nos anos sessenta.

OPERADO o astro do basquete SHAQUILLE O´NEAL, de 30 anos, de LOS ANGELES LAKERS. O´NEAL foi submetido a uma cirurgia no dedão do pé direito, foco de inflamação crônica.

2 003   :  -    QUINTA-FEIRA
Duas grandes comemorações neste 11 de setembro: OS TRINTA ANOS DA QUEDA DE SALVADOR ALLENDE, no CHILE, e o SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA TERRORISTA NO WORLD TRADE CENTER.
Profundamente divididos entre defensores do regime militar, os chilenos lembram hoje, 30 anos depois, o golpe militar liderado pelo general AUGUSTO PINOCHET que derrubou o governo socialista de SALVADOR ALLENDE. A fratura da sociedade chilena ficou ainda mais exposta depois da prisão de PINOCHET, em outubro de 1998, na GRÃ-BRETANHA – atendendo a um pedido do juiz da AUDIÊNCIA NACIONAL DA ESPANHA, BALTASAR GARZÓN. O general ficou detido até março de 2000, quando finalmente recebeu autorização para voltar ao CHILE, beneficiado por um indulto por “razões humanitárias”. Nesse período, ativistas de direitos humanos e partidários do general golpista realizaram inúmeras manifestações no CHILE, a favor e contra a punição a PINOCHET. Até 1990, quando um plebiscito restituiu a democracia no País e removeu o general do poder, mais de 3 mil mortes e desaparecimentos foram atribuídos à ditadura chilena. No mês passado, o presidente chileno, RICARDO LAGOS, recebeu inúmeras críticas de grupos de defesa dos direitos humanos por propor um programa de indenizações a parentes de vítimas ao lado de uma nova lei de anistia para militares acusados de crimes de 1973 a março de 1978. A polícia também teve de agir na PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO, na frente do PALÁCIO DE LA MONEDA, ao descobrir um pacote suspeito aos pés do monumento a SALVADOR ALLENDE. O pacote foi submetido pelos peritos a uma explosão controlada. Também foram recebidos vários alarmes falsos de bomba na sede da DEFENSORIA PÚBLICA, no centro de SANTIAGO, e no campus da UNIVERSIDADE DO CHILE. Hoje, a viúva de ALLENDE, HORTENSIA BUSSI, recebeu uma homenagem de LAGOS no LA MONEDA, com a instalação de uma placa numa parede do setor do palácio onde o presidente deposto se suicidou. A placa tem os dizeres: “SALVADOR ALLENDE GOSSENS, presidente do CHILE, 1970-1976” – uma referência ao período do mandato para o qual foi eleito. PINOCHET, de 87 anos, por seu lado, submeteu-se a exames médicos na sua propriedade de LOS BOLDOS, a 140 km de SANTIAGO, onde deve receber hoje a visita de simpatizantes.

Muito frio nesta manhã tenebrosa de setembro. No MMDS converso com VICTÓRIO, que está fazendo uma limpeza de gavetas, eliminando muitos documentos inúteis. Comentamos o 11 de setembro no mundo, quando o atentado terrorista contra os EUA é lembrado. Por volta das 8:30 horas temos o início das cerimônias no MARCO ZERO. Logo depois NOVA YORK faz um minuto de silêncio no momento em que o primeiro avião se chocou contra a torre norte do WORLD TRADE CENTER. O presidente GEORGE W. BUSH preside uma cerimônia na CASA BRANCA. Às 8:47 horas, 200 crianças lêem os nomes das vítimas no MARCO ZERO. As famílias descem até o nível mais baixo do local, onde depositam coroas de flores. Som de trombetas encerram o ato por volta das 12:30 horas. Tudo isso é transmitido pelos canais de televisão do mundo todo.

Às 14 horas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, reúnem-se: GERALDO FARIA MARCONDES, presidente; Coronel ANTÔNIO CARLOS MENDES, vice: advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO; Coronel RENALDO ALVES DA SILVA, tesoureiro e eu. O assunto é a trágica situação financeira do MMDC e a promessa do governador GERALDO ALCKMIN de querer ajudar a Sociedade, conforme afiança o presidente, fruto de uma audiência que ele teve com o governador nesta semana. Duas situações dificultam todas as tratativas em busca de auxílio financeiro para com a Sociedade: a não aceitação de uma prestação de contas de míseros dez mil reais fornecidos pela Secretaria da CULTURA, e rejeitada pelo TRIBUNAL DE CONTAS e, o caso da anulação de um convênio de fornecimento de cinqüenta mil reais no ano passado. O Cel RENALDO e o advogado CARRARO estiveram no TRIBUNAL DE CONTAS e parece que o caso dos DEZ MIL REAIS está contornado. O Governador ALCKMIN determinou que o seu assessor especial, ORLANDO, levantasse o problema do MMDC. Fica acertado que o presidente fará uma ligação para ORLANDO na próxima segunda-feira, dia 15 de setembro, mesmo porque corre um pedido de ajuda financeira para a solenidade de 2 de outubro. Sou pessimista nessa situação toda. A Sociedade começou a ficar mal vista na CULTURA quando das atrapalhadas do presidente CORONEL ARY CANAVÓ, pessoa polêmica, que passou a ter um comportamento suspeito perante os funcionários que tratavam dos assuntos da Sociedade. Suas prestações de contas não foram aceitas e criaram problemas difíceis para o presidente que veio depois, o Sr. MARCONDES. Posteriormente, MASSARANI, em tom de represália, começou a levantar suspeitas para com o MMDC, vingando-se do que aconteceu com o restauro do Monumento-Mausoléu, onde se pretendia, no IPH, ganhar “alguma coisa” com a reforma. A nossa reunião termina quase às 16 horas, apenas se combinando o que iremos fazer nos próximos dias para com esse problema.
No deslocamento até a ARMÊNIA, discuto com o MENDES uma visita ao nosso colega de turma, MAJOR ARLINDO DE MOURA, acamado, em SOROCABA, no próximo sábado. O Cel ALUÍZIO e dona PACHA irão participar de um casamento naquela cidade, na sexta-feira. No sábado, pela manhã, eles e nós (MENDES e eu) visitaríamos o ARLINDO.
Em casa, mantenho contato telefônico com o ALUÍZIO. Combinamos nos encontrar, em SOROCABA, por volta das 10 horas, no sábado, dia 13.
Retornando para GUARULHOS, na viagem de ônibus, venho lendo na revista VEJA uma reportagem intitulada “UMA ESPIADA ATRÁS DA CORTINA DE FERRO”. Trata-se de um comentário sobre o livro de JOHN STEINBECK e ROBERT CAPA – UM DIÁRIO RUSSO – um retrato sentimental da UNIÃO SOVIÉTICA de 1947.

Recebo um telefonema da senhora DÉA, parente do Cel ROCHA, que procura documentos a respeito da participação de ALCIDES RAMOS NOGUEIRA na revolução de 32. Esse veterano faleceu em 14 de maio de 2001 e a viúva luta para receber a PENSÃO ESPECIAL. Já no dia 31 de julho tínhamos recebido um telefonema dessa senhora. Posteriormente, pedimos ao TENENTE-CORONEL da Aeronáutica, atual comandante do Exército Constitucionalista, para fazer um levantamento em GUARATINGUETÁ, a respeito desse ex-combatente.

Com mais uma tranqüila vitória, GUSTAVO KUERTEN se classificou para as quartas-de-final do BRASIL OPEN, na COSTA DO SAUÍPE, ao derrotar o austríaco WÉRNER ESCHAUER. GUGA enfrentará amanhã RICARDO MELLO, que surpreendeu o argentino JUAN IGNÁCIO CHELLA, num encontro que garante um brasileiro nas semifinais. Já FLÁVIO SARETTA adiou o sonho de conquistar o primeiro título importante no País. Foi derrotado pelo paraguaio RAMON DELGADO.

Dois praticantes de artes marciais foram baleados após dominar um criminoso que havia atacado pedestre no CAMBUCI. O estudante WILLIAN EDUARDO DA SILVA NAKAHARA, de 18 anos, lutador de jiu-jítsu, morre com um tiro no peito, disparado por dois comparsas do assaltante rendido. O amigo de NAKAHARA, ROGÉRIO DE FARIAS, de 18 anos, professor de capoeira e lutador de mai-tai, sofreu fraturas na mão direita a o ser atingido por um disparo, mas não corre risco de morte. O crime aconteceu por volta das 19:30 horas de ontem, na Avenida LINS DE VASCONCELOS, perto da cafeteria FRANZ CAFÉ.

CONQUISTARAM a medalha de bronze no 22º MUNDIAL DE JUDÔ, no JAPÃO, os lutadores meio-pesados MÁRIO SABINO e EDINANCI SILVA e o médio CARLOS HONORATO. Em OSAKA.

A polícia apresentou hoje dois jovens acusados de seqüestrar, matar e queimar o estudante VÍTOR THIAGO, de 20 anos. FABRÍCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA, também de 20 anos, e FÁBIO LPES SILVA, de 23, confessaram a autoria ontem à noite. O motivo do crime foi o ciúme e a inveja que ele tinha da vítima, seu primo.

Pressionado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais SEM TERRA e pedido do governador GERALDO ALCKMIN, os líderes do MST JOSÉ RAINHA JÚNIOR e FELINTO PROCÓPIO DOS SANTOS, conhecido como “MINEIRINHO”, foram transferidos hoje à tarde da penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES para o presídio de DRACENA, a 90 km de Presidente Prudente.

Dois meses e 17 dias depois de ter deixado a prisão, JOSÉ CARLOS GRATZ, ex-presidente da Assembléia Legislativa do ESPÍRITO SANTO, está de novo sendo procurado pela polícia. GRATZ teve a prisão decretada a pedido do Grupo de Repressão ao Crime Organizado, do Ministério Publico Estadual. O ex-deputado é acusado de estar ligado a um bingo que fraudou resultados e está fechado.

O médico sanitarista JOSÉ GOMES TEMPORÃO assumirá amanhã a direção do INCA – INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER – em meio a maior crise enfrentada pela instituição, detonada no final de agosto com o pedido de demissão de cem chefes de setor e de diretores e culminou com a intervenção do Ministério da SAÚDE.

O MAJOR PM EDIMILSON SILVA SANTOS, de 33 anos, coordenador de segurança da Superintendência de Desportos do Estado do RIO, foi assassinado com pelo menos cinco tiros nas costas e na cabeça. O corpo foi encontrado na manhã de hoje na rua José Serrado, em VISTA ALEGRE, SÃO GONÇALO, município do GRANDE RIO. Ele estava no banco traseiro do AUDI A3 que pertencia ao PM. O MAJOR era responsável pela segurança interna do complexo esportivo do MARACANÃ, e estava no cargo desde janeiro de 2003.

A Igreja da CANDELÁRIA, uma das mais importantes do RIO, virou cenário de tumulto hoje. O local foi escolhido pelas famílias de três traficantes mortos na rebelião de 11 de setembro de 2002, no Presídio BANGU 1, para a celebração de uma missa. Aos gritos, parentes e amigos dos criminosos, que não queriam ser filmados, nem fotografados, agrediram jornalistas e derrubaram um banco da igreja. A missa foi encomendada para homenagear ERNALDO PINTO DE MEDEIROS, o UÊ, e seus cunhados CARLOS ALBERTO DA COSTA, O “ROBERTINHO DO ADEUS” e WANDERLEI SOARES, o “ORELHA”. Eles eram chefes da facção criminosa AMIGOS DOS AMIGOS (ADA) e foram mortos por traficantes do COMANDO VERMELHO. O motim em BANGU foi liderado pelo traficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR.

O DIÁRIO OFICIAL DE 11 DE SETEMBRO DE 2003 PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS DOS TENENTES-CORONÉIS PM RENATO FERREIRA DA CRUZ (do CPChq) e ATTILIO GHISELLI (APMSSP) PARA A RESERVA:-

RENATO FERREIRA DA CRUZ nasceu em 8 de julho de 1952. Entrou para a PMESP em 12 de dezembro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 25 de agosto de 1979; Capitão – 25 de agosto de 1986; Major – não tenho a data; Tenente-Coronel  - 24 de maio 1998.

ATTÍLIO GHISELLI nasceu em 26 de novembro de 1951. Entrou para a PMESP em 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 24 de maio de 1981; Capitão – 15 de dezembro de 1987 – Major – 24 de maio de 1995; Tenente-Coronel – 24 maio 2000.  
    
As cerimônias em memória às vítimas do atentado de 11 de setembro pararam NOVA YORK. Hoje, enquanto as autoridades americanas comandavam as homenagens às vítimas do ataque terrorista na área onde ficava o WORLD TRADE CENTER, do lado de fora centenas de turistas, munidos de máquina fotográfica e câmera de vídeo, lotavam as ruas. O Departamento de Defesa aproveitou os dois anos do 11 de setembro para lançar um alerta mundial sobre a ameaça iminente de um novo ataque “catastrófico”, com armas químicas e biológicas, contra alvos americanos no mundo inteiro. Emocionados com a leitura dos nomes dos mortos feita por 200 crianças, o público permaneceu em silêncio durante as cinco horas de homenagens no MARCO ZERO.

Em reunião comandada pelo primeiro-ministro ARIEL SHARON, o gabinete de segurança israelense decidiu hoje “remover” o presidente da Autoridade Palestina, YASSER ARAFAT, por considerá-lo um obstáculo para a paz. A forma de remoção “será determinada separadamente”. A nota deixa abertas as possibilidades de ISRAEL prender, exilar ou até matar ARAFAT, mas fontes do governo israelense informaram que o gabinete vai preparar um plano para mandá-lo para o exílio. EUA, UNIÃO EUROPÉIA e EGITO advertiram ISRAEL do risco de ampliar os conflitos. “Não ajudaria em nada expulsá-lo, porque isso só lhe daria outro palco para atuar”, disse o porta-voz do DEPARTAMENTO DO ESTADO, RICHARD BOUCHER, dos ESTADOS UNIDOS.

MORREU o escritor, humorista e ator uruguaio JÚLIO CÉSAR CASTRO, aos 75 anos, por causa de problemas pulmonares. JUCECA, como era conhecido, foi o criador de DON VERÍDICO, personagem humorístico criado em 1962, com o qual ganhou fama no URUGUAI e na ARGENTINA. CASTRO também foi autor de vários livros, ator de teatro e televisão e trabalhou em rádios. Ultimamente era figura central de uma campanha publicitária na TV impulsionada por uma empresa estatal.
                
A ministra das Relações Exteriores da SUÉCIA, ANNA LINDH, morreu hoje de madrugada, um dia após ter sido esfaqueada por um desconhecido num shopping center. O governo decretou luto, mas manteve o referendo de domingo, dia 14, sobre a adesão da SUÉCIA ao EURO, medida defendida pela chanceler assassinada.

O PAPA JOÃO PAULO II chegou hoje a BRATISLAVA, para uma viagem de quatro dias à ESLOVÁQUIA, com o objetivo de estimular os eslovacos a não abandonar os princípios do cristianismo. Mas ele não pôde passar essa mensagem com a própria voz. Na cerimônia de recepção, o PAPA truncou a fala, com palavras que pareciam não ter lugar no texto e, depois de alguns instantes, parou o discurso preparado em eslovaco. À noite, não conseguiu ler um texto curto em uma catedral. Nos dois casos, um funcionário do VATICANO prosseguiu a leitura. No aeroporto, viu-se um PAPA trêmulo, que caiu em sua cadeira logo em seguida, pálido e aparentando cansaço, apesar de o vôo entre ROMA e BRATISLAVA demorar menos de duas horas. Ele se recompôs para terminar as últimas linhas do discurso, mas nitidamente se esforçava em cada palavra. Sua voz era fraca e pouco audível. No próximo mês milhares de fiéis e todos os cardeais são esperados em ROMA para celebrar o 25 º aniversário de seu pontificado.

O ator JOHN RITTER, protagonista do seriado 8 SIMPLE RULES, exibido no BRASIL pela SONY, morreu nesta quinta-feira, aos 54 anos. Segundo a assessoria do canal, ele passou mal durante uma gravação e morreu em conseqüência de um problema cardíaco. O ator ficou famoso na década de 1970, com o seriado THREE´S COMEDY. A próxima temporada do 8 SIMPLE RULES estava prevista para estrear no dia 23 de setembro. Ainda não há informação sobre o futuro do seriado.

ESCOLHIDA pelo rei MSWATI III, da SUAZILÂNDIA, ÁFRICA, sua 12 ª esposa entre milhares de donzelas. FIHIA, de 18 anos, deve manter o posto até o ano que vem, quando será selecionada outra virgem.

2 004   :   -  SÁBADO
FALECEU neste sábado o CORONEL PM Ref DORIVAL ARNALDO DELLA TOGNA. Nasceu em 1º de setembro de 1933.

Hoje, terceiro aniversário dos atentados terroristas contra o WORLD TRADE CENTER, os grupos islâmicos encontram-se cada vez mais isolados – até mesmo nas próprias comunidades – como revelam suas mais recentes ações, entre elas o atentado da OSSÉTIA DO NORTE e o seqüestro dos dois jornalistas franceses no IRAQUE. GILLES KEPEL, professor do Instituto de Ciências Políticas de PARIS, que há 25 anos dedica-se ao estudo do ISLà contemporâneo, lançou esta semana em PARIS e NOVA YORK seu novo livro “FITNA, GUERRA NO CORAÇÃO DO ISLÔ. Na obra, ele põe em perspectiva os acontecimentos de 11 de Setembro e suas conseqüências: a guerra no IRAQUE e o crescimento do islamismo radical na EUROPA, como comprovam os atentados de MADRI – em cuja origem estaria uma ambição da reconquista árabe da ANDALUZIA. KEPEL, que acaba de lançar no BRASIL o livro JIHAD – outra obra sobre o mesmo tema – diz que o islamismo substitui o comunismo como a grande ameaça. A palavra FITNA designa o caos, a sedição. Ela revela que o mundo do ISLà está quebrado. Existe uma guerra civil que pode conduzir à sua ruína. Exemplos que ilustram essa fita foram os dois seqüestros, de OSSÉTIA DO NORTE e dos dois jornalistas franceses no IRAQUE. Eles imaginaram mobilizar a população muçulmana, mas se enganaram. KEPEL diz que o importante nessa semana do terceiro aniversário do 11 DE SETEMBRO é que estamos diante de duas táticas. De um lado os EUA diante do desafio terrorista utilizando armas que datam da guerra fria. O mesmo aconteceu com os russos na OSSÉTIA DO NORTE que também utilizaram métodos e armas do passado, os mesmos aplicados para reprimir a dissidência de PRAGA, no século passado. Os americanos, no AFEGANISTÃO, mostraram que seu arsenal, mesmo com o recurso de armas superinteligentes, não se revelou eficaz na perseguição de BIN LADEN e AL-ZAWAHIRI. Eles destruíram o regime de SADDAM HUSSEIN no plano militar, mas isso não evoluiu para uma vitória no plano político.
    
Novamente voltaram as dores na perna direita, uma espécie de cäimbra, o que me causa certa irritação. Uso a manhã para cuidar de meus arquivos. Mas tomando remédio para inflamação, vou melhorando um pouco durante o dia.

O piloto brasileiro RUBENS BARRICHELLO mostrou que está determinado a deixar o GP DA ITÁLIA com o vice-campeonato assegurado. E hoje, durante o treino que definiu o grid de largada, fez uma volta quase perfeita e a segunda POLE da temporada. O segundo no grid é JUAN PABLO MONTOYA. MICHAEL SCHUMACHER, companheiro do brasileiro na FERRARI e heptacampeão mundial fez apenas o terceiro melhor tempo. Completam as primeiras posições do grid o espanhol FERNANDO ALONSO, da RENAULT, o japonês TAKUMA SATO e o inglês JENSON BUTTON, ambos da BAR, na quarta, quinta e sexta colocações, respectivamente. Os outros três brasileiros tiveram desempenho razoável. ANTÔNIO PIZZONIA, da WILLIAMS, fez o oitavo tempo; RICARDO ZONTA, da TOYOTA, fez o 11º e FELIPE MASSA, da SAUBER, foi o 16º.

O SÃO PAULO empatou hoje sem gols com o CRUZEIRO, no PACAEMBU, e frustrou a intenção do técnico ÉMERSON LEÃO de ir à forra contra o seu ex-time. LEÃO sofreu boicote no CRUZEIRO, onde permaneceu por três meses. O SÃO CAETANO aprontou hoje para cima do VASCO, dentro de SÃO JANUÁRIO. Depois de sofrer um gol, o time paulista partiu para cima do adversário e virou para 2 a 1. Com dois gols do artilheiro VIOLA, o GUARANI venceu o JUVENTUDE por 3 a 1, hoje à tarde, em CAMPINAS. Com o resultado, a equipe campineira deixa a lanterna por enquanto, já que foi a 28 pontos contra 26 do PARANÁ, que joga amanhã contra a PONTE PRETA. O GOIÁS venceu hoje o INTERNACIONAL por 1 a 0, em GOIÂNIA, e manteve sua boa campanha. Agora, está em terceiro lugar na tabela de classificação, com 52 pontos.

LLEYTON HEWITT e ROGER FEDERER disputam amanhã o título do US OPEN, em NOVA YORK. Hoje, o suíço FEDERER, número um do mundo, passou facilmente pelo inglês TIM HENMAN. Se vencer amanhã será o primeiro tenista desde 1988 a conquistar três títulos de GRAND SLAM na mesma temporada – o primeiro foi MATS WILANDER. Na primeira semifinal do dia, HEWITT passou pelo sueco JOACHIM JOHANSSON.

O show da banda californiana LINKIN PARK levou cerca de 70 mil pessoas ao estádio do MORUMBI, hoje à noite. O show de abertura foi com a banda CHARLIE BROWN JÚNIOR e começou às 20 horas. A apresentação do LINKIN PARK estava prevista para às 22 horas. Os portões foram abertos por volta das 16 horas.

PESQUISA DATAFOLHA divulgada hoje mostra que o candidato do PSDB à Prefeitura de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, ultrapassou a prefeita MARTA SUPLICY e agora lidera a corrida eleitoral paulistana com 37% das intenções de voto. Concorrente à reeleição, MARTA aparece em segundo lugar, com 33%. PAULO MALUF caiu de 16% para 12%, enquanto LUIZA ERUNDINA variou de 6% para 4%. Os demais concorrentes ficaram abaixo de 2%.

Foram velados hoje os corpos dos dois soldados encontrados mortos na sexta-feira, dia 10 de setembro, dentro da Base Aérea de FORTALEZA. Eles estavam deitados em um beliche e tinham tiros na cabeça. Os soldados RÓBSON MENDONÇA CUNHA, de 19 anos, e FRANCISCO CLEOMAN FONTENELE FILHO foram encontrados por militares e a suspeita maior é de que o soldado CLEOMAN teria atirado no amigo e depois na própria cabeça.

O cantor e compositor da JOVEM GUARDA, ED CARLOS, de 52 anos, foi detido hoje, pela Polícia Militar, após ser flagrado com um cigarro de maconha no bolso da bermuda. ED CARLOS, que na realidade se chama OSCAR TEIXEIRA, estava em seu carro, um AUDI A4 PRATA, quando foi parado pela polícia em uma inspeção de rotina, às 11 horas, na rua SENADOR CARLOS TEIXEIRA DE CARVALHO, no CAMBUCI, região central da Capital. ED CARLOS disse que estava indo se encontrar com um coronel da Polícia Militar quando foi abordado. O nome do coronel não foi informado.
Por seis meses de 1966, OSCAR TEIXEIRA, então com 14 anos, encarnou em ROBERTO CARLOS. Aonde um ia, lá estava o outro. Diz a lenda que o garoto conseguiu até virar clandestino num vôo em que o artista era passageiro. A insistência, que lhe rendeu o apelido de “BIQUINHO”, enquanto vendia badulaques na porta do hotel em que ele e sua corte costumavam ficar e na entrada da TV RECORD, acabou convencendo o ídolo de que levava jeito para a coisa. Apadrinhado por ROBERTO, lançou em 1967 seu primeiro LP, “EU ESTOU FELIZ”, puxado pela faixa-título, versão de uma canção em inglês que se perdeu no tempo. Saía de cena o camelô OSCAR TEIXEIRA para dar lugar ao cantor ED CARLOS. O sucesso foi tanto que o menino passou a comandar, pela TV BANDEIRANTES, um programa nos moldes do que o REI apresentava aos domingos pela RECORD. O espírito e o nome eram bem parecidos: em vez de “JOVEM GUARDA”, o seu era “MINI-GUARDA”, pois a base do elenco era formada por cantores mirins como ele. O sucesso, porém, passou logo. Em 1996 partiu para outro, abrindo o restaurante ED CARNES, no CAMBUCI. A empreitada foi prestigiada até por ROBERTO CARLOS.

O brasileiro KELSON PINTO foi derrotado por nocaute técnico pelo porto-riquenho MIGUEL COTTO, na disputa pelo título dos meio-médio-ligeiros da Organização Mundial de Boxe. No começo da carreira, KELSON atuava como sparring de ACELINO “POPÓ” FREITAS.

A russa SVETLANA KUSNETSOVA, de 19 anos, conquistou o título feminino do US OPEN, ao derrotar a compatriota ELENA DEMENTLEVA, por 2 sets a zero, hoje, em NOVA YORK.
     
CENTENAS de parentes e amigos de vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 estiveram hoje no local onde ficavam as TORRES GÊMEAS do WORLD TRADE CENTER, em NOVA YORK, nas proximidades do PENTÁGONO, em WASHINGTON, e num campo isolado do Estado da PENSILVÂNIA, locais em que quase três mil pessoas foram mortas no pior série de atentados da História, exatamente três anos antes.
Em NOVA YORK, as pessoas se reuniram para homenagear os mortos, depositaram flores em piscinas construídas em memória das vítimas e fizeram quatro homenagens, com minutos de silêncio nas exatas horas em que os aviões seqüestrados atingiram os prédios e em que os edifícios desmoronaram. Os nomes de todas as pessoas mortas foram ditos por parentes, numa cerimônia que durou três horas.
Em WASHINGTON, o presidente GEORGE W. BUSH liderou um momento nacional de silêncio e usou seu programa semanal de rádio para lembrar a data. “Há três anos, a luta do bem contra o mal foi comprimida em uma simples manhã”, disse, descrevendo os 102 minutos em que os seqüestradores jogaram os aviões contra o WORLD TRADE CENTER, o PENTÁGONO e um campo na PENSILVÂNIA.
Em BOSTON, o candidato democrata à presidência, JOHN KERRY chamou os americanos para lutarem juntos contra o terrorismo. “Nós devemos sempre lembrar que só vamos derrotar aqueles que procuraram nos destruir ficando juntos como uma só AMÉRICA”.
HOMENAGENS foram realizadas em outros países, como JAPÃO, ESPANHA e INDONÉSIA.

O patriarca da Igreja Ortodoxa Grega de ALEXANDRIA e da ÁFRICA, PETRUS VII, e outras 15 pessoas, entre elas seu irmão, bispos, amigos e um jornalista morreram hoje num acidente de helicóptero, quando iam para uma cerimônia no MONTE ATOS, na GRÉCIA. Os restos do helicóptero, que era militar, foram achados horas depois na península de HALKIDIKI, a cerca de cinco milhas marítimas do local para onde se dirigia após deixar a base aérea ateniense de SAKETAS. Não se sabe ainda a causa do acidente. O helicóptero era novo e tinha passado por revisão.

Na madrugada deste sábado, o ex-jogador DIEGO MARADONA foi internado na Clínica SUÍÇO-ARGENTINA, em BUENOS AIRES, com uma complicação pulmonar. Após a internação, ele voltou para a Clínica DEL PARQUE, onde faz tratamento contra as drogas. Na semana passada, MARADONA conseguiu na Justiça autorização para viajar, a fim de se tratar em CUBA, mas perdeu o vôo.

MORREU em NOVA YORK, hoje, o compositor FRED EBB, de 76 anos, vítima de um ataque cardíaco. EBB escreveu grandes musicais, como CHICAGO e CABARET, além de NEW YORK, NEW YORK. O compositor faleceu em sua casa, segundo DAVID McKEOWN, assistente de um dos mais antigos colaboradores de EBB.

ASSISTO no SBT “UM CRIME PERFEITO”, filme de 1998, dirigido por ANDREW DAVIS, com GWYNETH PALTROW, MICHAEL DOUGLAS, VIGGO MORTENSEN, DAVID SUCHET, CONSTANCE TOWERS e SARITA CHOUDUHRY. O remake de DISQUE M PARA MATAR faz de MICHAEL DOUGLAS o marido ambicioso que contrata assassino para matar sua mulher milionária. Só que o cara é amante dela. Embora o diretor DAVIS não seja ALFRED HITCHCOCK, o elenco ajuda a tornar o filme atraente. GWYNETH PALTROW está particularmente bem no papel que foi de GRACE KELLY no original.

2 005   :  -    DOMINGO
No dia em que se completam quatro anos do ataque às torres gêmeas, em NOVA YORK, a TV paga lembra a data exibindo o filme coletivo “11 DE SETEMBRO”, no qual diretores de todo o mundo expressam sua indignação pelo bárbaro atentado. A arrogância imperial dos EUA pode ser invocada para explicar o fato como uma reação, mas explicar não implica aceitar. Quem passa pela área cercada de MANHATTAN na qual ficava o WORLD TRADE CENTER e vê aquele buraco imenso sente uma comoção e percebe a extensão dos danos na alma americana. Em “UM FILME FALADO”, o mestre português MANOEL DE OLIVEIRA, com a experiência de seus mais de 90 anos, refletiu sobre o ataque, resguardando a grandeza da civilização árabe, mas lamentando o fundamentalismo dos que a estão destruindo. Da mesma  forma,  pode-se dizer que o presidente GEORGE W. BUSH usa a paranóia do povo americano para sedimentar um projeto que, mais do que ideológico, é econômico e de um grupo que não representa a essência dos EUA. SAMIRA MAKHMALBAF, AMOS GITAI, KEN LOACH, YOUSSEF CHAHINE e SEAN PENN são alguns dos diretores de “11 DE SETEMBRO”. Cada um dá seu testemunho. SAMIRA reflete sobre o atentado da perspectiva de quem vive no interior do IRÃ. LOACH lembra outro 11 de SETEMBRO, aquele em que o presidente SALVADOR ALLENDE foi deposto, no CHILE, com apoio dos americanos. GITAI, num plano-seqüência admirável, usa um ataque terrorista em ISRAEL para falar sobre o de NOVA YORK. Embora desigual, é um filme forte.  

Numa atmosfera emocionante, com mais de 20 mil pessoas torcendo por ANDRE AGASSI, o suíço ROGER FEDERER não só mostrou todo o seu talento, como também capacidade de concentração. Sem se deixar envolver pelo clima festivo, derrotou o mais carismático tenista norte-americano e conquistou o Bicampeonato do US OPEN. Passa a ser agora o primeiro jogador da era aberta do tênis, que começou em 1968, e ganhar por dois anos consecutivos WIMBLEDON e o US OPEN.

KIMI RAIKKONEN venceu o GP DA BÉLGICA, mas FERNANDO ALONSO, líder do Campeonato Mundial de pilotos, chegou em segundo. Pela primeira vez na história de 34 anos, O GP BRASIL poderá assistir a definição do Mundial, pois são grande as chances do espanhol FERNANDO ALONSO consagrar-se como o mais jovem campeão do mundo, dia 25, em INTERLAGOS. Um terceiro lugar será suficiente para o piloto da RENAULT alcançar o título. JENSON BUTTON completou o pódio em terceiro. FERNANDO ALONSO tem 111 pontos e KIMI RAIKKONEN, 86. A diferença entre ambos é de 25 pontos e há 30 em jogo nas três provas que restam – BRASIL, dia 25; JAPÃO e CHINA, dias 9 e 16 de outubro. Se somar seis pontos, o espanhol será campeão, mesmo que o finlandês vença essas três partidas. MARK WEBBER foi quarto na BÉLGICA e RUBENS BARRICHELLO chegou em 5 º lugar. O outro brasileiro, FELIPE MASSA, conseguiu apenas a décima colocação.
ANTÔNIO PIZZONIA envolveu-se num acidente com JUAN PABLO MONTOYA (que foi o POLE POSITION), a quatro voltas do fim, tendo excelente perfomance no GP da ITÁLIA, no dia 4 de setembro (largou em 16º e chegou em 7º lugar). O colombiano estava em segundo e PIZZONIA uma volta atrás quando bateram na curva LES COMBES. “O MONTOYA freou tão antes que imaginei que me viu e estava facilitando a minha ultrapassagem. Eu era cerca de cinco segundos mais rápido”, explicou PIZZONIA. “Mas logo percebi que ele não me havia visto. Freei forte, mas não tive como evitar o choque. Não o considero responsável pela batida, nem me sinto culpado”.

Não foi o resultado dos sonhos, mas ao bater o ATLÉTICO PARANAENSE por 2 a 0, no PACAEMBU, O CORINTHIANS se recupera da má fase – não ganhava há cinco jogos – se mantém na briga pela liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO (ocupa o quinto lugar, com 43 pontos) e, principalmente, dá sobrevida ao técnico MÁRCIO BITTENCOURT. Pelo menos até o duelo contra o RIVER PLATE, da ARGENTINA, quarta-feira, dia 14, no MORUMBI, pela COPA SUL-AMERICANA. Em MARINGÁ, o PALMEIRAS derrotou o PARANÁ por 3 a 1 (com dois gols de JUNINHO e um de MARCINHO). Com três gols em apenas cinco minutos, quando estava com um jogador a menos, o SÃO PAULO goleou o CORITIBA por 4 a 1, hoje, em CURITIBA, e conquistou sua terceira vitória seguida. Outros resultados: SANTOS 0 x FLAMENGO 0; PONTE PRETA 2x FORTALEZA 1; INTERNACIONAL 3 x FIGUEIRENSE 0; VASCO 5 x JUVENTUDE 2; ATLÉTICO MINEIRO 0 x BOTAFOGO 2. 

ROMÁRIO contou com torcida especial na goleada de 5 a 2 do VASCO sobre o JUVENTUDE, neste domingo, no RIO. Sentada no colo da mãe, ISABELLA, IVY, a caçula de seis meses do craque, portadora de síndrome de DOWN, fez sua estréia no estádio SÃO JANUÁRIO para ver de perto a perfomance do pai. Antes de entrar em campo, ROMÁRIO prometeu dedicar um gol à filha – e marcou de pênalti. Com a vitória, o VASCO subiu para 15 º no CAMPEONATO BRASILEIRO.

A nadadora brasileira JOANNA MARANHÃO quebrou a marca sul-americana dos 200m medley, com 2min12s42 no TROFÉU JOSÉ FINKEL.

Ao contrário das normas comuns aos presos da Polícia Federal, o ex-prefeito PAULO MALUF, detido no início da madrugada de sábado, recebeu visitas, telefonemas e, segundo um assessor, tem à disposição um telefone fixo. A autorização para receber visitas foi uma exceção aberta pelo delegado-regional, RODNEI LOUREIRO DOS SANTOS, segundo na hierarquia da PF em SÃO PAULO. Ocupando uma sala acanhada, sem grades, e isolado dos demais prisioneiros na Polícia Federal, PAULO MALUF concedeu entrevista a jornais, por escrito. De punho próprio, respondeu sobre a acusação que o levou para a cadeia e seu futuro político. Pela primeira vez, MALUF deixou de lado o discurso loquaz, de eterno candidato, e admitiu o declínio e o choque. No início da semana passada, ele havia declarado categoricamente que voltaria em 2006 às urnas, “como candidato”. A prisão pode fazê-lo mudar de idéia. “Essa injustiça representa um abalo pessoal. Esse é um momento de reflexão”. 

Cinco pessoas da mesma família foram mortas em casa, hoje pela manhã, após serem torturadas durante toda a madrugada de domingo por dois homens armados. A dupla fugiu levando cinco mil dólares. Mas antes atearam fogo na casa. Os criminosos teriam invadido o sobrado na rua GATURAMOS, na VILA NOVA CURUÇÁ (zona leste da Capital), por volta das 20 horas de sábado, dia 10 de setembro. Ontem, de manhã, dois membros da família, que era de origem japonesa, haviam voltado do JAPÃO. Após pegarem os dólares, os bandidos reviraram toda a casa à procura de mais dinheiro e objetos de valor. Como a família negou que tivesse mais dinheiro, eles passaram o resto da noite torturando o casal de aposentados TADASHI e FUTABA YONEKURA, seus filhos NILTON, 26 anos; FÁTIMA, 31 anos e W., de 29 anos, além da mulher de W., ÉRICA AKEMI MIYAMOTO, 28 anos. Somente o filho de M, e ÉRICA, de 11 meses, não foi agredido. A hipótese mais forte para o crime é de que o crime na residência tenha sido um latrocínio.

Numa entrevista coletiva em que atacou adversários políticos e jornalistas, o presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, ignorou a pressão dos partidos e anunciou hoje que não renunciará ao mandato. SEVERINO afirmou ser falso o documento apresentado pelo empresário SEBASTIÃO BUANI, que o acusa de cobrar propina para renovar o contrato de funcionamento de um dos restaurantes da Câmara. O deputado surpreendeu até mesmo seus assessores ao apresentar um laudo, feito por um perito pernambucano, que atestaria a falsidade do documento apresentado por BUANI – no sábado, seu advogado, JOSÉ EDUARDO ALCKMIN, dissera que cabia à Polícia Federal, e não à defesa, fazer laudo. SEVERINO também atacou o deputado FERNANDO GABEIRA, o primeiro a pedir seu afastamento.
 
O chefe da rede terrorista AL-QAEDA, no IRAQUE, ABU MUSAB AL ZARQAWI, acusou as forças americanas de usar “gases mortíferos” durante um grande ataque no final da semana à cidade de TAL AFAR, que deixou um saldo de ao menos 156 iraquianos mortos. A ofensiva, realizada junto com forças iraquianas, continuou durante o dia de hoje, provocando a fuga de insurgentes por meio de uma rede de túneis.

O Ministério das Relações Exteriores pediu hoje ao Consulado do BRASIL em HOUSTON (TEXAS) que entrasse em contato com as autoridades americanas para acompanhar o trabalho de identificação de um corpo encontrado em uma casa na cidade de NEW ORLEANS que pode ser o de uma brasileira vítima do furacão KATRINA. Segundo nota divulgada pelo ITAMARATY, a Divisão de Assistência Consular do ministério foi informada de que um corpo foi achado hoje no apartamento da brasileira naturalizada americana BENILDA CAIXETA, que vive há 28 anos nos EUA. Segundo a irmã, MARIA JOSÉ, ela depende do auxílio de cadeira de rodas para se locomover. MARIA JOSÉ disse que falou com sua irmã pela última vez na noite do dia 28 de agosto e que disse que não conseguira deixar seu apartamento. A morte não foi confirmada ainda.  Já a curitibana MÔNICA VASSÃO, 25 anos, chegou hoje a SÃO PAULO, após ter sobrevivido ao furacão KATRINA e ter passado três dias no precário e superlotado alojamento improvisado no SUPERDOME.

O primeiro-ministro JUNICHIRO KOIZUMI conseguiu hoje grande triunfo político: o Partido Liberal Democrático obteve ampla maioria nas eleições para a Câmara Baixa do Parlamento do JAPÃO – a Câmara de Deputados – consideradas referendo sobre seu projeto de privatizar o sistema postal. O PLD obteve 296 das 480 cadeiras. O Partido Novo KOMEITO, aliado do PLD, elegeu 31 deputados. Com 327 cadeiras, a coalizão governista terá maioria de dois terços para decidir votações  no Parlamento. O opositor Partido Democrata obteve 113 cadeiras.

FERIDOS pelo menos cinqüenta policiais civis nas piores manifestações da última década em BELFAST, a capital da IRLANDA DO NORTE. A violência começou quando protestantes em passeata tiveram de mudar seu trajeto para não atravessar uma área de maioria católica. Foram realizados ataques organizados contra as forças de segurança, utilizando bombas à base de gasolina e mísseis. A onda de violência começou em 10 de setembro e prosseguiu neste domingo, dia 12.

Foi executado o professor LU LEI, aos 22 anos, condenado à morte por ter violentado 32 meninas menores de 14 anos. Pela Justiça chinesa, em MIANYANG.

2 006   :   -    SEGUNDA-FEIRA          184184  651581/
Um pouco antes das 7 horas, LUCINDA me comunica que recebeu um telefonema do CABO JOÃO GOMES dizendo que assassinaram o CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES. Procuro notícias pela televisão, mas elas são bastante desencontradas. Dizem que o chefe de gabinete de GUIMARÃES, EDUARDO ANASTASI, foi quem localizou o cadáver, caído na sala, enrolado numa toalha, por volta das 22 horas do domingo, em seu apartamento em um prédio da Rua JOSÉ MARIA LISBOA, nos JARDINS. Junto com ANASTASI estava também o CORONEL PM Res GÉRSON VITÓRIA. Os dois foram ao apartamento depois que os filhos do deputado lhe contaram que ele não estava atendendo aos telefonemas. Segundo a polícia, ele foi morto aparentemente com um único tiro de pistola, que o atingiu debaixo do mamilo direito e saiu pelas costas. Não havia sinais de luta no apartamento e a porta dos fundos estava apenas encostada. A polícia acredita que a morte ocorreu entre a noite do sábado, dia 9, e a madrugada de ontem. Uma das últimas pessoas a ver o deputado com vida foi sua namorada, uma advogada, que saiu do apartamento às 21 horas do dia 9. Ela está sendo ouvido no DHPP agora pela manhã.
O corpo de UBIRATAN foi retirado do edifício à 1:30 hora e levado para o IML. A perícia terminou por volta das 3:30 horas. Será velado no Regimento de Cavalaria “9 de Julho”.

Recebo um telefonema do CORONEL MENDES, por volta das 9:20 horas. Quer saber de detalhes da morte de UBIRATAN. Conto a ele o que fiquei sabendo pela televisão e pela internet (Folha on line e notícias terra).

Leio no DIÁRIO DE SÃO PAULO
CORONEL UBIRATAN É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE SUA CASA. Policial da reserva apresentava marca de tiro na barriga. Ele tentava a reeleição ao cargo de deputado estadual.
O Coronel da Reserva UBIRATAN GUIMARÃES foi encontrado morto ontem dentro de seu apartamento na Rua JOSÉ MARIA LISBOA, no JARDIM PAULISTA, bairro nobre de SÃO PAULO, com uma marca de tiro na barriga. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de assassinato. Até o fechamento desta edição, a 0:45 hora, a polícia não tinha detalhes do ocorrido. O coronel tentava a reeleição ao cargo de deputado estadual pelo PTB de SÃO PAULO nas eleições deste ano.
UBIRATAN comandou a ação da Polícia Militar durante a rebelião no CARANDIRU em 2 de outubro de 1992, que resultou na morte de 111 presos. O episódio ficou conhecido mundialmente como MASSACRE DO CARANDIRU. Ele chegou a ser condenado à prisão sob a acusação de ser co-autor das mortes, mas nunca ficou preso. Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça absolveu o coronel da pena de 632 anos. 

Compareço no REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA para dar o último adeus ao UBIRATAN. Ali encontro muita gente conhecida: Coronéis CANGERANA, RUFINO, DILTON, PAULO MIRANDA DE CASTRO, GÉRSON VITÓRIA, ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES (de quem ouvi uma frase que significa o que estamos passando: “Perdemos um grande amigo”. Vários políticos também se fazem presente: ORESTES QUÉRCIA, FLEURY, CELSO PITTA. Franzina, bastante debilitada e amparada por parentes,  a mãe de UBIRATAN, dona CARMEM MARTINS GUIMARÃES, de 90 anos, era o retrato da dor. “Meu filho, meu filho querido, porque fizeram isso com você. Como você pôde ir antes do que eu”, repetia, em prantos, ao lado do caixão, enquanto beijava e acariciava o rosto do coronel. Os três filhos, RODRIGO, FABRÍCIO e DIOGO, estavam muito emocionados e preferiram não fazer comentários sobre a morte do pai.  
Saio dali contristado e indignado. Quero saber como se deu a morte do UBIRATAN. Tudo leva a crer que alguém muito íntimo o matou. Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, acompanho pela internet as notícias sobre o assassinato. O delegado-geral MARCO ANTÔNIO DESGUALDO disse nesta tarde que um telefonema teria provocado uma discussão entre UBIRATAN e sua namorada, CARLA CEPALINO, de 42 anos, sem contato físico. Segundo depoimento de CARLA, o coronel recebeu uma ligação no telefone fixo da casa e este telefonema teria gerado uma discussão. Em depoimento de duas horas no DHPP, CARLA negou participação no assassinato do companheiro. De acordo com as informações de CARLA, ela deixou o apartamento com o coronel ainda vivo. CARLA foi ouvida informalmente, pela manhã, pelo delegado MARCO ANTÔNIO OLIVATO. O delegado divisional do DHPP ARMANDO DE OLIVEIRA COSTA FILHO acompanhou o depoimento e reforçou o fato de que a polícia está trabalhando com todas as hipóteses.
CARLA chegou a ir ao velório, por volta das 11 horas, mas não ficou mais do que 30 minutos. Foi gentilmente convidada a deixar o local, pelos três filhos de UBIRATAN.
“Ele era um homem valente, que cresceu por causa de seu dinamismo e da sua inteligência”, comentou o CORONEL PM Ref JAYR BENEDICTO CONTE, ex-professor de UBIRATAN na Academia da PM, no BARRO BRANCO. O CORONEL PM Ref HERMES BITTENCOURT CRUZ, que durante muitos anos atuou ao lado de UBIRATAN, estava inconformado com as circunstâncias da morte do amigo. “Ele foi pego de surpresa e não teve sequer chance de se defender”.
CORONEL MENDES telefona-me do Regimento. Ele foi ao velório do UBIRATAN e não comparecerá na Sociedade porque irá, às 16 horas, no enterro de um companheiro da Maçonaria. Na Sociedade, o presidente GINO está ao meu lado. Ele está bastante chocado com a morte do nosso associado UBIRATAN, bem como as funcionárias LILIAN e LUCIENE.  Atendemos alguns casos de PENSÃO ESPECIAL de familiares dos combatentes PATRÍCIO RODRIGUES DE ANDRADE (pertenceu ao 5 º RI); WALDIR RAMOS BRANDÃO (da turma de NUPORANGO, como se depreende de uma foto de 31 de julho de 1931 que ele mandou para parentes) e BENEDICTO VEIGA FRANÇA (do Batalhão FERNÃO DIAS PAES LEME). O primeiro não gera direitos a pensão porque pertencia ao Exército. Isso é explicado ao seu filho, pessoalmente por mim. Nos outros dois casos vamos expedir certidões.
Um pouco depois das 16 horas, deixamos a Sociedade. Estamos abalados. Não almocei e nem compareci no MMDS (apenas por telefone dou ciência ao VICTÓRIO do que está se passando). 
 
O enterro do UBIRATAN foi realizado no final da tarde, no Cemitério JARDIM HORTO FLORESTAL, sob aplausos de familiares, amigos, deputados e policiais, que somaram cerca de mil pessoas. “MORRE HOJE UM HERÓI”, disse o CORONEL PM Res UBIRAJARA GUIMARÃES, irmão de UBIRATAN, meu companheiro dos bancos da Escola de Oficiais. “Se existissem mais pessoas como ele, a sociedade estaria muito melhor”. A mãe do coronel, dona CARMEM, de 82 anos, passou quase todo o tempo debruçada sobre o caixão. A pedido da família, a imprensa não pode acompanhar o velório.
Não houve salva de tiros, como é comum em cerimônias de oficiais. Apenas uma bandeira do BRASIL foi colocada em cima de dezenas de coroas de flores enviadas por amigos e entidades de defesa de policiais militares.
“Ele ficou 14 anos lutando para provar sua inocência no episódio do CARANDIRU e agora que conseguiu foi morto de uma forma covarde”, comentou um amigo.
A empresária ANA ELIZABETH NOLL PRUDENTE, candidata ao senado pelo PTC e amiga de UBIRATAN, comentou que na manhã, ao abrir os e-mails do coronel em seu gabinete, na Assembléia Legislativa, encontrou 111 mensagens de pêsames. “Esse número o persegue desde a época do CARANDIRU”, disse, fazendo referência aos 111 presos que foram mortos na Casa de Detenção.

Faleceu hoje, em JAÚ, aos 91 anos, ALBERTO DE TOLEDO BARROS. Pertencente a tradicionais broncos paulistas, nas comemorações do 74º Aniversário da Revolução Constitucionalista, no dia 9 de Julho, recebeu homenagem da cidade, proporcionada pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo de JAÚ, como o último ex-combatente vivo. Ex-delegado de polícia, exerceu o cargo durante mais de 30 anos, em diversas cidades do interior, encerrando sua carreira como delegado titular na Capital.

O cantor e compositor DORIVAL CAYMMI está internado no Hospital PRÓ-CARDÍACO, no RIO DE JANEIRO, há uma semana. Ele foi submetido nesta segunda-feira a uma cirurgia no sistema urológico e seu quadro é estável.

FERNANDA MONTENEGRO prestigiou a amiga NÉLIDA PIÑON na cerimônia de posse da escritora como mais nova integrante da Academia Brasileira de Filosofia, nesta segunda-feira, no RIO. NÉLIDA ocupará a cadeira que pertenceu a SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, morto em agosto de 2003. A escritora foi eleita no ano passado, mas como viaja muito, somente agora conseguiu assumir o posto. LILY MARINHO, viúva de ROBERTO MARINHO, e ZIRALDO também estiveram no coquetel de posse.

Seis pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em um ataque suicida ocorrido durante o enterro do governador da província de PAKTIA (leste do AFEGANISTÃO), ABDUL HAKIM TANIWAL, assassinado no domingo, em circunstâncias semelhantes. Mais de mil pessoas, entre elas altos funcionários do governo, assistiam ao funeral realizado na cidade de TANIWAL, no distrito de TANI da província de KHOST, quando um homem vestido com uniforme policial detonou os explosivos que trazia junto ao corpo.

No dia em que os americanos lembraram as vítimas do 11 de Setembro, o presidente GEORGE W. BUSH começou a manhã se reunindo em NOVA YORK, com membros das forças de segurança e voluntários que ajudaram a socorrer as vítimas do pior ataque terrorista da história dos EUA. À noite, num discurso em rede nacional de TV, BUSH afirmou que o país enfrenta uma luta pela civilização e mandou “uma mensagem” para o líder da rede terrorista AL-QAEDA, OSAMA BIN LADEN, e aliados. “Não importa quanto tempo leve. A AMÉRICA vai encontrá-los e levá-los à Justiça”.
Como no primeiro aniversário do atentado, BUSH visitou durante o dia as três cidades atingidas. De NOVA YORK, BUSH seguiu para SHANKSVILLE, na PENSILVÂNIA, cidade próxima do lugar em que caiu o vôo 93. Em seguida viajou para WASHINGTON, para recordar as vítimas fatais do avião que foi jogado contra o PENTÁGONO. Na PENSILVÂNIA, a queda do avião causou a morte de 44 pessoas. Em WASHINGTON, um quarto avião foi jogado contra o PENTÁGONO, matando 184.
No MARCO ZERO, lugar em que ficavam as TORRES GÊMEAS, houve silêncio durante dois minutos – às 8:46 e às 9:03 horas. Estas foram as horas exatas em que os aviões se chocaram contra o WORD TRADE CENTER. A cerimônia começou com a leitura dos nomes das 2.749 pessoas que morreram no atentado. Familiares depositaram flores no local em que ficava as torres.
No discurso, à noite, BUSH enfatizou que os EUA “não pediram esta guerra, e cada americano deseja que ela termine, e eu também”. Para ele, porém, é preciso continuar a batalha contra o terror no mundo. “Mas a guerra não terminou, e não terminará até que nós ou os extremistas saiam vitoriosos”. Um mês após os atentados, forças lideradas pelos EUA invadiram o AFEGANISTÃO, à procura de membros da AL-QAEDA e de BIN LADEN. Em março de 2003, os EUA invadiram o IRAQUE.
RUDOLPH GIULIANI, prefeito de NOVA YORK na época, foi à cerimônia no MARCO ZERO. “Voltamos para lembrar o valor daqueles que perdemos, aqueles que inocentemente foram trabalhar naquele dia e as bravas almas que foram atrás deles”, disse.
Uma outra cerimônia ocorreu em NOVA JERSEY, no porto de BAYONNE, em frente ao MARCO ZERO. No evento estavam presentes o ex-presidente BILL CLINTON (1993-2001) e o atual secretário de Segurança Nacional, MICHAEL CHERTOFF. Foi inaugurado no local um monumento de 30,5 metros de altura, em homenagem às vítimas, presente do presidente russo, VLADIMIR PUTIN. A bolsa de valores de NOVA YORK fez cinco minutos de silêncio para lembrar os ataques. Em vários pontos dos EUA, outras cerimônias lembraram os atentados. 

O escritor, produtor e roteirista americano JOSEPH HAYES morreu na cidade de SAINT AUGUSTINE, na FLÓRIDA, aos 88 anos, em decorrência de complicações derivadas do MAL DE ALZHEIMER. HAYES escreveu o romance HORAS DE DESESPERO, de 1954, adaptado por ele mesmo para o teatro e o cinema. Ele vivia recluso num asilo.

11 DE SETEMBRO DE 2007   :    -     TERÇA-FEIRA
Publicação do DIÁRIO DE SÃO PAULO, página A8
JORNALISTA DEIXOU MENSAGEM PARA UBIRATAN
Repórter ligou para a casa do coronel, tentando levar informações sobre o crime, e gravou o recado.
A mensagem “é a voz do morto”, deixada na secretária eletrônica do coronel Ubiratan Guimarães, é do jornalista Alessandro Reis. Dois dias após o crime, na época trabalhando para o site Terra, Alessandro ligou para a casa do coronel, tentando levantar informações sobre o assassinato.
A defesa de Carla Cepollina, acusada pelo Ministério Público e pela polícia de ter matado o coronel, havia dito ao DIÁRIO, na semana passada, que essa ligação ia mudar o rumo da investigação. A advogada de Carla, Dora Cavalcante Cordani, apresentou laudo produzido pela Corregedoria da PM, em que uma voz masculina e com sotaque gaúcho havia deixado esse recado.
O documento diz que essa pessoa havia ligado para a casa do coronel, às 21:15 horas do dia 10 de setembro de 2006. Só que o corpo de Ubiratan foi encontrado uma hora depois do horário que consta no laudo apresentado pela advogada de Carla.
Ainda de acordo com a defesa da ex-namorada do coronel, o documento mostra que a pessoa que ligou para a casa sabia que ele já estava morto. A reportagem, porém, apurou que o jornalista ligou para o apartamento de Ubiratan depois das 2 horas do dia 11. Ontem, a reportagem não localizou Alessandro Reis para comentar o caso. Também ontem, o promotor Marcelo Milani, reafirmou que a situação da ex-namorada de Ubiratan continua complicada. “É natural que a defesa queira produzir novas provas. Isso faz parte do processo. Mas todas as evidências mostram que somente a Carla esteve no apartamento do coronel no dia em que ele morreu”.

CARLA É IMPEDIDA DE COLOCAR LÁPIDE EM TÚMULO

A advogada Carla Cepollina foi impedida, pelos filhos de Ubiratan Guimarães, de colocar uma lápide de prata, com o nome do coronel, no túmulo onde o corpo foi enterrado, na quadra 97-D, jazigo 126, do cemitério do Horto Florestal.
Segundo a advogada Liliana Prinzivalli, mãe de Carla, sua filha não quis ofender ninguém. “Ela foi ao cemitério rezar sozinha, chorar a morte do namorado, e ficou muito triste ao ver que Ubiratan estava enterrado como indigente”, diz.
Segundo Liliana, Carla pagou a placa, mas os filhos não a deixaram colocar. “O fato de não ter o nome de Ubiratan no túmulo deixa evidente que ele tinha tantos inimigos que a família esconde o local com dedo de que alguém o destrua”, diz. 
O publicitário Diogo Guimarães, filho mais velho de Ubiratan, confirma a proibição. “Ela não é da família e não tem o direito de se meter no túmulo dos outros. Nós temos motivos fortíssimos para não colocar a lápide, que só eu, meus irmãos e minha avó sabemos, e não abrimos mão. Fico revoltado com a impetuosidade dela”.
Segundo Liliana, Carla está sofrendo com a perda do coronel e a acusação injusta. Ontem, uma missa de 1 ano da morte do coronel reuniu um pequeno grupo de pessoas na Capelania da PM, na Luz.   

EMBARCAR NO ENTUSIASMO E ABRIR A MENTE PARA NOVAS PERSPECTIVAS, ISTO É ABSOLUTAMENTE POSSÍVEL NO MOMENTO ATUAL, E SUA ALMA DEVERIA APROVEITAR O QUE É PROPÍCIO, DE MODO QUE AS COISAS POSSAM, FINALMENTE, SAIR DA PARALISIA.

As notícias publicadas nos jornais de hoje, dando conta da troca do delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo surpreendem. Hoje, quando chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, converso com o CORONEL MENDES sobre esse assunto.
Mostra-me o MENDES um documento da Associação Beneficente e Cultural Templários, assinado pelo Dr JEAZI LOPES DE OLIVEIRA – Presidente e Professor DAVID CAPARELLI – Vice-Presidente, onde há interesse em se formar uma parceria com a nossa Sociedade, para desenvolver e viabilizar projetos no campo social e cultural propiciando a elevação do valor de nossa história e o conhecimento do nosso povo. Essa Associação foi fundada em 21 de abril de 1994. Será alvo de estudo na próxima reunião da Diretoria Executiva.
O MENDES recebeu um e-mail do CÉSAR TORRES onde teríamos de ir até SANTOS DUMONT – MINAS GERAIS, em 10 de outubro, a fim de receber uma condecoração. Vamos também estudar essa situação.
MENDES também está atarefado com problemas de medalhas para duas solenidades que estão às portas: 96º Aniversário do Centro Odontológico, em 25 de setembro e 0s 385 anos de SÃO MIGUEL PAULISTA, em 30 do corrente. Além disso está surgindo uma solenidade no 7º BPMM, para 29 de setembro, sendo que o TENENTE-CORONEL PM TELHADA, Comandante daquela Unidade irá conversar hoje à tarde com o MENDES.
Com os majores VICTÓRIO e COLOMBO converso sobre a possibilidade de ir até MINAS GERAIS em outubro. Precisamos equacionar as nossas atividades. Teremos vários acontecimentos no mês que vem.
CORONEL MENDES vai para o GRANDE ORIENTE. O GINO não comparece na Sociedade nesta tarde. Por volta das 16 horas regresso a GUARULHOS.

Uma quadrilha de 20 ladrões armados com fuzis e submetralhadoras usou explosivo militar C4 para invadir nesta tarde a sede da transportadora de valores PROTEGE, na LAPA, zona oeste. A quadrilha errou na quantidade do explosivo, o que fez o alarme da empresa disparar. A polícia foi chamada e trocou tiros com os bandidos, que abandonaram 5,1 milhões de reais em três carros. Dois suspeitos morreram. Por enquanto, não se sabe o total levado pelos assaltantes que fugiram, mas a polícia estima que esse valor pode ficar entre dez milhões e vinte milhões de reais.
O erro no tamanho da carga de explosivo quase pôs a perder todo o plano. Os bandidos passaram quatro horas preparando o C4 para abrir um rombo em uma parede para entrar na tesouraria da empresa. “Mas eles exageraram na dose. A explosão derrubou a parede e uma parte do teto, o que acionou o alarme”, afirmou o delegado LUPÉRCIO DIMOV, titular do 7º Distrito Policial (LAPA). Até o começo da noite, a empresa não havia terminado o levantamento do prejuízo.

Dois colecionadores devolveram na última semana parte das 889 peças furtadas do setor de moedas antigas do Museu do Ipiranga, em São Paulo, avaliadas em cem mil reais. Eles procuraram a polícia assim que o museu liberou a numeração das cédulas levadas e se certificaram do crime. Os colecionadores compraram o material há mais de três meses – a administração do Ipiranga só se deu conta do golpe em 6 de agosto.
O primeiro colecionador comprou 16 cédulas nacionais, de 5 mil a 200 mil réis, e pagou 300 reais por elas, na feira de fim de semana da PRAÇA BENEDITO CALIXTO, na zona oeste. O outro gastou 4 mil reais em cinco medalhas, ações da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, bônus do Tesouro do Estado e 38 cédulas de 500 réis a 100 mil réis, compradas no centro. Ao todo, o material representa menos de 10% do que foi levado do IPIRANGA, mas deixou o delegado com expectativa de mais colaborações.

O ex-delegado-geral de polícia, MÁRIO JORDÃO DE TOLEDO LEME, foi confirmado hoje como novo subprefeito da SÉ. JORDÃO, que deve assumir a função em uma semana, foi convidado pelo secretário das Subprefeituras, ANDREA MATARAZZO.
JORDÃO pediu demissão do cargo de delegado-geral, que exercia desde o início do ano, alegando motivos pessoais. A relação de JORDÃO com o titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado, RONALDO MARZAGÃO, vinha se desgastando desde que foi descoberto um esquema de pagamento de propinas por parte de donos de bingos que envolvia 56 policiais de 84 delegacias de polícia. A delegacia Seccional Centro, que JORDÃO dirigia antes de assumir o cargo de delegado-geral, estava na lista apreendida com o advogado da casa de bingo, JAMIL CHOKR.

A atriz EVA TODOR, de 85 anos, foi submetida a uma angioplastia na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no HUMAITÁ, zona sul do RIO.

Um novo vídeo com uma mensagem do líder da AL-QAESA, OSAMA BIN LADEN, foi divulgado hoje pela Internet para marcar o sexto aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001. Nele, BIN LADEN elogia a atuação dos 19 suicidas responsáveis pelos ataques ao WORLD TRADE CENTER e ao PENTÁGONO, em especial o saudita WALID AL-SHEHRI, a quem chamou de “um homem raro e magnífico”.
O vídeo de 47 minutos foi divulgado pela AL-SHAHAB, responsável pela produção de mídia da rede AL-QAEDA. A voz de BIN LADEN foi identificada como autêntica por fontes de inteligência americana. No vídeo, as imagens do suicida SHEHRI são mostradas sobrepostas a uma fotografia do WORLD TRADE CENTER em chamas.
Na gravação, ele aparece de turbante e túnica branca, ditando seu testamento e chamando os inimigos de covardes. SHEHRI promete atacá-los “pela frente, por trás, pela direita, pela esquerda, por cima e por baixo”.
Nos EUA, o dia foi de luto por todo o país. Em WASHINGTON, o presidente GEORGE W. BUSH fez um minuto de silêncio na CASA BRANCA. O PENTÁGONO, também alvo dos ataques, homenageou os mortos. Em SHANKSVILLE, na PENSILVÂNIA, onde caiu o vôo 93 da UNITED AIRLINES – seqüestrado por quatro terroristas – houve uma solenidade de homenagem aos 40 passageiros e tripulantes mortos.
Em NOVA YORK, o prefeito MICHAEL BLOOMBERG presidiu os eventos, dos quais participaram vários sobreviventes e parentes das vítimas dos ataques. Muitos bombeiros ainda apresentam sintomas de doenças respiratórias contraídas durante os trabalhos de resgate. Outros estão com câncer, por causa da exposição à poeira tóxica resultante da queda das torres.
O ex-prefeito de NOVA YORK, RUDOLPH GIULIANI também participou da cerimônia. Sua presença, no entanto, causou a revolta dos parentes das vítimas e dos bombeiros, que acusaram o político republicano de usar a ocasião para ganhar votos na corrida pela vaga do partido às eleições presidenciais de 2008.
Outra favorita na corrida presidencial, a democrata HILLARY CLINTON também aproveitou a data para ganhar votos e compareceu à cerimônia no MARCO ZERO.

Depois de seis anos de processo, um tribunal de MANILA condenou hoje o ex-presidente filipino JOSEPH ESTRADA, de 70 anos, à prisão perpétua por corrupção. ESTRADA, deposto numa revolta apoiada pelos militares em janeiro de 2001, disse que apelará da sentença. Além disso, o caso deve ser automaticamente analisado pela SUPREMA CORTE.

Os chilenos lembraram hoje o 34º ano do golpe militar que derrubou o presidente SALVADOR ALLENDE em 1973, dando início à ditadura de AUGUSTO PINOCHET. Foi a primeira vez que o país lembrou a data sem o ditador, morto em dezembro. O governo e grupos de esquerda prestaram homenagem às vítimas, enquanto uma missa a PINOCHET foi celebrada em SANTIAGO.

Morreu hoje, aos 75 anos, em VIENA, ÁUSTRIA, o tecladista de jazz JOE ZAWINUL, fundador, com WAYNE SHORTER, de um dos mais importantes grupos do gênero, o WEATHER REPORT, em 1970, banda que criaria o que ficou conhecido como jazz fusion.
ZAWINUL foi eleito trinta vezes o melhor saxofonista do jazz pelos críticos da revista BOWN BEAT (inclusive este ano). Ele morreu de uma forma rara de câncer de  pele, segundo noticiou a agência de notícias APA.
“JOE ZAWINUL nasceu em 7 de julho de 1932  no tempo terrestre, e morreu em 11 de setembro de 2007 no tempo eterno. Ele vive para sempre”, disse seu filho ERIC. O austríaco ZAWINUL está na origem da fusion, que foi esboçada originalmente no disco BITCHES BREW, de MILES DAVIS, em 1969, que aproximava o jazz do rock.

2 008     :      -      QUINTA-FEIRA
Uma reunião marcada na 4ª Seção do Estado Maior da PMESP faz com que vá para esse local nesta manhã. Na entrada do QCG encontro o GINO STRUFFALDI e o CORONEL PM Ref MENDES. Antes de subirmos para o 2º andar do prédio, conversamos sobre os problemas atuais da Sociedade: o caso “REGINA CELENTANO”, onde o advogado ROMAGNOLI está preparando o pedido de gratuidade no processo; desfile cívico-militar no IPIRANGA, no próximo domingo, dia 14 de setembro, com a participação do GINO, DOMINGOS ANGERAMI, OSVALDO DIANA e dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA; Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” e a grade das pessoas que serão condecoradas no dia 2 de outubro; solenidade no dia 11 de outubro no 2º Batalhão de Polícia do Exército.
Já estamos no 2º andar do QCG quando o MENDES recebe um telefonema de sua sogra, dando conta de que alguém telefonou a ela e fez ameaças de matá-la, bem como de seqüestro de uma parente. Trata-se de um trote de muito mau gosto, mas que deixa a velhinha apavorada. A esposa do MENDES, dona OÇAINE, fica preocupada com a saúde de sua mãe, que sofre de pressão alta. Mesmo assim o MENDES tenta acalmar a sogra, coisa difícil face a idade dela.
Com a participação do TENENTE-CORONEL PM MARINHO DE OLIVEIRA (Chefe do CSM/O), MAJOR PM JOÃO BAPTISTA DE SOUZA (4ª EM/PM), CAPITÃES PM WALDIR PIRES (Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça), DOVER R. AGASSI DE OLIVEIRA, FLÁVIA DE PAULA SANTOS, JAIRTON DE LUCENA PEREIRA, 2º TENENTE PM JOSÉ ALMI ALVES DE SOUZA, Arquiteto RICARDO LUIZ LONGARCO e Diretor ARALDO CASTILHO (ILUME) e nós do MMDC (GINO, MENDES e VENTURA) vai acontecer a reunião sobre a iluminação externa do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Numa explanação inicial, o MAJOR PM JOÃO BAPTISTA diz que a ILUME (Departamento da Prefeitura) tem um projeto arquitetônico de iluminação dos marcos históricos da cidade de São Paulo, no sentido de revitalizar os pontos turísticos. Não há ônus nem para a PMESP e nem para a Sociedade. O Diretor RICARDO diz que serão colocadas lâmpadas de 50 watts cada, de 10 cm, metálicas, com lentes que aumentarão o conjunto delas para 10 mil watts. O TENENTE ALMIR, das OBRAS, preocupa-se com o fornecimento da energia para a iluminação e também com a manutenção das mesmas. O diretor da ILUME esclarece que a energia é captada da rede pública e a manutenção será feita pela própria ILUME. Minha preocupação é quanto a segurança do projeto, depois de realizado. Houve sucateamento do sistema anterior, estabelecido por ocasião das comemorações dos cinqüenta anos do Movimento Constitucionalista (1982), e, bem mais recentemente com as obras de restauro do Monumento Mausoléu, com furtos de cabos condutores de energia, peças do próprio Obelisco, além de pichações e outros atos de vandalismo.
A previsão para o início das obras é de dez dias e a ILUME pretende entregar o sistema de iluminação, ao entorno do Monumento, até 2 de outubro, por ocasião da solenidade do 76º aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932.
Terminada a reunião o CORONEL PM MENDES vai levar o GINO até sua residência e eu, pelo metrô, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. 
A MARINEI passa o histórico do Monumento Mausoléu para o diretor da ILUME – ARALDO CASTILHO – e para o CAPITÃO PIRES, da ASSPMTJ.

Almoço com o RONALDO. Ele não sabe me explicar onde estão os demais oficiais. Todos se encontram em destino. Passo pela AORRPM para cortar o cabelo. O movimento de oficiais ali é intenso. Logo mais haverá a costumeira reunião das quintas-feiras e há grande interesse de se saber a quantas andam a questão do reajuste salarial da PM. Um tenente reformado, que foi meu aluno no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, lembra dos anos 1960, tal como se fosse hoje. Traz, lá dos fundos do subconsciente uma série de acontecimentos daquela época.
ALEXANDRE, neto de dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, mantém um contato telefônico comigo, para contar que já escaneou todos os ex-boletins do extinto MMDC. Pretende devolver o material do MMDC no próximo domingo, no IPIRANGA.  Saio da Sociedade depois das 16 horas. Um calor sufocante faz com que, sonolento, regresse a GUARULHOS.
LUCINDA faz questão de me conduzir até a HEMEROTECA VENTURA para mostrar o acabamento dado pelo JOÃO na estante “9 de Julho”, colocando os quadros que tenho guardado desde o tempo em que servi no CPChq. Cada quadro mostra os diversos comandantes do Policiamento de Choque, junto com seus oficiais. São os anos 1978/1984. Realmente essa estante é algo que dá um aspecto muito bom à hemeroteca. Aproveito o tempo para catalogar os últimos livros deixados pelo falecido GERALDO PIRES DE OLIVEIRA.
Nesta noite, além de trabalhar no computador, assisto a um antigo filme brasileiro, pelo CANAL BRASIL – LUZ DEL FUEGO – com WALMOR CHAGAS no papel de um senador mecenas da artista interpretada por LUCÉLIA SANTOS.

Foi registrada hoje a maior temperatura do ano na capital. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) observou, no Mirante de Santana, 33,5ºC. O recorde anterior foi em 12 de fevereiro, 32,8ºC. No RIO GRANDE DO SUL, dois dias de vendaval, chuva forte e granizo causaram destruição. Em SÃO FRANCISCO DE ASSIS, um raio matou DARIO SERPA, de 45 anos. Em NOVA PETRÓPOLIS, LOURDES DE SOUZA, de 41 anos, foi atingida por árvore derrubada pelo vento e fraturou as pernas. Pelo menos 25 pessoas se feriram.

O brasileiro DANIEL DIAS ganhou hoje sua quarta medalha de ouro na PARAOLIMPÍADA DE PEQUIM ao vencer os 200metros medley, classe S5 e, de quebra, somou um bronze no revezamento 4x50 metros livre, que teve a presença de CLODOALDO SILVA. O atleta tem sido apelidados de MICHAEL PHELPS DA PARAOLIMPÍADA, não sem protestos bem-humorados.
O BRASIL, que no futebol de cinco empatou com a ARGENTINA (0 a0), ganhou mais três bronzes hoje. ELTON SANTANA e JOSIENE LIMA ficaram em terceiro no remo no skiff duplo misto. No adestramento estilo livre com música na classe IB, MARCOS ALVES ganhou seu segundo bronze montando o cavalo LUTHENAY.

A revelação de que havia 52 agentes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) na OPERAÇÃO SATIAGRAHA selou a decisão do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA de retirar definitivamente o delegado PAULO LACERDA do comando da agência. LACERDA foi afastado temporariamente no dia 1º de setembro, depois da divulgação do grampo de uma conversa telefônica entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, GILMAR MENDES, e o senador DEMÓSTENES TORRES. Com LACERDA outros três integrantes da cúpula da ABIN foram afastados: o vice JOSÉ MILTON CAMPANHA, o chefe do Departamento de Contra-Inteligência, PAULO MAURÍCIO FORTUNATO PINTO, e o assessor especial da presidência, RENATO PORCIÚNCULA. Os problemas políticos gerados pela OPERAÇÃO SATIAGRAHA não afetarão, porém, o GENERAL JORGE FÉLIX, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, e o ministro da Justiça, TARSO GENRO. Quando estourou o escândalo, FÉLIX chegou a pôr o cargo à disposição, mas LULA descartou a possibilidade de sua saída. O diretor-geral da PF, LUIZ FERNANDO CORRÊA, também estaria a salvo, apesar de ter revelado falta de controle sobre o que se passa no órgão que comanda.

O OPPORTUNITY vai tentar reverter na Justiça o bloqueio de 545 milhões de reais, determinado pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, em desdobramento da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, da Polícia Federal. Os recursos são de sócios e diretores do banco e também de gestoras de recursos do grupo. Desde a ação policial deflagrada em 8 de julho a fuga de investidores do OPPORTUNITY já representou a perda de 3,2 bilhões de reais do patrimônio do grupo, segundo o site FORTUNA, especializado em informações financeiras, que usa como base dados da Comissão de Valores Mobiliários e da Associação Nacional de Bancos de Investimentos.

A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, MARTA SUPLICY, deve ter dificuldade para agregar apoios no segundo turno, no que depender do tom do segundo debate na TV, promovido hoje pela BANDEIRANTES com oito concorrentes. Foi duramente atacada por GERALDO ALCKMIN, GILBERTO KASSAB e pelos nanicos. Com exceção de leve menção elogiosa de SONINHA FRANCINE aos Centros Educacionais Unificados, da sua gestão, MARTA não foi defendida por ninguém.  Além deles, também participaram do debate: IVAN VALENTE, RENATO REICHMANN e CIRO MOURA. MALUF, que detém uma média 9% das intenções de votos, aproveitou todas as ocasiões para atacar a ex-prefeita. Já MOURA disse que em 2000 ela prometeu melhorar a saúde, mas o setor piorou. Lembrou, ainda, a promessa do CEU SAÚDE, de 2004, e finalizou: ninguém acreditaria na promessa da petista de investir em metrô.    

VIVIANE NASCIMENTO DOS SANTOS, de 1 ano e 9 meses, morreu no início da tarde dentro de uma casa que funcionava como creche na VILA MEDEIROS. Os bombeiros foram acionados às 15:10 horas para socorrer a menina e, quando chegaram, ela já estava morta. Segundo a Prefeitura, o local não tinha licença para funcionar como creche. A responsável pela creche, identificada apenas como “TIA MARLI”, contou a seus vizinhos que a menina havia passado mal de manhã.

A paranaense NARIMAN OSMAN CHIAH, de 21 anos, que fugiu do LÍBANO após ter supostamente sofrido maus-tratos do marido, foi recepcionada com fogos de artifício e buzinaço no RESTAURANTE BEDUINO, da sua família, em MATINHOS, no litoral do PARANÁ, por volta do meio-dia. Cerca de 50 pessoas, entre parentes, amigos e curiosos, aguardavam a chegada da jovem e de seu filho ABBAS, de 6 anos, que chegaram ao BRASIL por volta das 7 horas.

Manifestantes bolivianos interromperam durante a manhã de hoje um dos principais gasodutos de escoamento de gás boliviano para o BRASIL. O Gasoduto YACUÍBA-RIO GRANDE (GASBOL), que liga campos produtores do sul da BOLÍVIA ao Gasoduto BOLÍVIA-BRASIL, ficou parado por mais de seis horas, período em que o BRASIL deixou de receber 3 milhões de metros cúbicos do combustível. A situação foi normalizada por volta do meio-dia, mas especialistas advertem para o risco de novos incidentes.
No dia mais violento da recente onda de protestos na BOLÍVIA, pelo menos 8 partidários do presidente EVO MORALES morreram e 34 ficaram feridos num confronto com opositores no Departamento de PANDO, no norte do país. O choque ocorreu quando os governistas, quase todos camponeses, tentaram romper um bloqueio de estrada promovido por partidários do governador do departamento, LEOPOLDO FERNÁNDEZ, feroz opositor de EVO.

No sétimo aniversário dos ataques do 11 de Setembro, os rivais JOHN McCAIN e BARACK OBAMA suspenderam hoje a troca de acusações na campanha presidencial para prestar homenagens às vítimas do atentado. Numa rara aparição conjunta, eles visitaram o MARCO ZERO, em NOVA YORK, onde terroristas atacaram as TORRES GÊMEAS e mataram quase 3 mil pessoas. Reunidos no local do WORLD TRADE CENTER, o republicano e o democrata apertaram as mãos e cumprimentaram policiais e bombeiros durante a cerimônia em memória às vítimas. Os dois candidatos à CASA BRANCA também colocaram flores em um memorial e fizeram um minuto de silêncio.
McCAIN e OBAMA haviam concordado em suspender a campanha hoje e não veicular anúncios de suas candidaturas durante todo o dia. Após a visita ao MARCO ZERO, os dois se dirigiram, separadamente, a outras cerimônias para lembrar o 11 de Setembro.
O republicano McCAIN foi a um ato de homenagem aos que morreram em SHANKVILLE, na PENSILVÂNIA, onde um dos aviões seqüestrados pelos terroristas caiu, quando passageiros tentaram retomar o controle do Vôo 93 da Companhia UNITED, cujo alvo, acredita-se, era o prédio do Congresso. O democrata OBAMA também homenageou as vítimas do avião que caiu na PENSILVÂNIA.

Em 1951, MORTON SOBELL foi julgado e sentenciado juntamente com JULIUS e ETHEL ROSENBERG por acusações de espionagem. Ele esteve mais de 18 anos preso em ALCATRAZ e outros presídios, viajou para CUBA e VIETNÃ após ser libertado em 1969 e tornou-se um defensor das causas progressistas. Sempre manteve suas alegações de inocência.
Mas hoje, SOBELL, de 91 anos, mudou drasticamente suas declarações, lançando uma nova perspectiva sobre o famoso caso que até hoje mexe com as paixões políticas. Em entrevista a THE NEW YORK TIMES, ele admitiu pela primeira vez ter sido um espião soviético. E SOBELL implicou JULIUS ROSENBERG numa conspiração que forneceu aos soviéticos segredos militares e industriais, bem como o que o governo americano chamou de segredo da bomba atômica.
Na entrevista, perguntou-se a SOBELL se quando ele era engenheiro elétrico teria entregado aos soviéticos segredos militares durante a 2ª Guerra, quando eles eram considerados aliados dos EUA. Seria ele, na verdade, um espião? “Sim, pode chamar disso”, respondeu. “Nunca pensei nesses termos”.
SOBELL também concordou com o que se tornou consenso entre os historiadores: ETHEL ROSENBERG, que foi executada com o marido, sabia da espionagem de JULIUS, mas não teve participação. “Ela sabia o que ele estava fazendo, mas do que era culpada? De ser casada com JULIUS”.
A admissão de SOBELL reforça o que se tornou uma visão amplamente difundida entre os estudiosos do caso: ROSENBERG era, de fato, culpado de espionagem, mas sua mulher desempenhou, no máximo, um papel menor na conspiração. O filho mais novo dos ROSENBERGS, ROBERT MEEROPOL, descreveu a confissão de SOBELL como “poderosa”. “Eu sempre afirmei que essa possibilidade existia”, disse MEEROPOL, referindo-se à questão da culpa de seu pai.

2 009      :      -       SEXTA-FEIRA
Hoje está se realizando mais um sonho nosso na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Depois de uma reforma que durou cinco meses, agora a Sociedade está recebendo o mobiliário necessário para poder funcionar bem. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA, sob a presidência do desembargador VALLIM BELLOCCHI, doa esses móveis. Por volta das 6:30 horas um caminhão chega no MMDC para começar essa entrega do mobiliário. A funcionária MARINEI demonstra zelo pelo seu serviço e cuida do recebimento dos móveis. Ela está orientada do que deverá ser entregue, isto é, os móveis velhos que não têm mais serventia para a Sociedade.
Por volta das 9 horas, estou chegando na Sociedade. Parece que está acontecendo uma revolução. São mesas, armários, cadeiras, que ainda estão sendo colocados no MMDC ao mesmo tempo que também estão retirados os móveis desnecessários, todos eles atacados por cupins e em mal estado de conservação.
O CAPITÃO HENRIQUE, promovido recentemente, ainda como tenente foi com o GINO e eu até o depósito de móveis do Tribunal de Justiça para a escolha dos mesmos. Mas suplantou a nossa expectativa. Na verdade vieram até móveis que não esperávamos que viessem. No 2º andar são colocadas 40 cadeiras novas, bem como uma mesa de reunião. Ao mesmo tempo está sendo montada uma divisória, isolando as estantes com os documentos antigos.
No 1º andar, onde trabalho, é colocada uma mesa nova, bem como cadeira apropriada para isso. Também é colocada uma mesa enorme para reunião. Armários são colocados em lugares previamente escolhidos e, de uma hora para outra, a Sociedade tem uma nova cara.     
Chegam para a reunião extraordinária da Diretoria Executiva: GINO, CAPITÃO ANÍSIO e ROMAGNOLI. O MENDES está atrapalhado porque irá viajar à tarde para CONFINS, mas está a caminho da Sociedade.
Estudamos o problema do Museu “MARIA SOLDADO” ser cedido em comodato ao MUSEU DE HISTÓRIA DE SÃO PAULO. É ponto pacífico para a Diretoria Executiva em colocarmos o museu pertencente à Sociedade no Museu que está sendo criado desde que sejam mantidas as atuais características.
Uma ata será redigida e apresentada na segunda-feira ao Conselho Deliberativo para estudos e decisão final. O CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do CD, marcou reunião para 14:30 horas de 14 de setembro.
A agitação é muito grande no MMDC. O MENDES diz que os dirigentes do núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO deverão visitar a nossa Sociedade no próximo dia 17. Ele estará viajando daqui a pouco para CONFINS e não poderá estar presente na solenidade que acontecerá amanhã no GRANDE ORIENTE.
Recebo MÁRIO MARGARIDO que vem conhecer as benfeitorias que estão sendo introduzidas na Sociedade. Durante um bom tempo conversamos sobre isso, até que chega o CRISTIANO.
Muito cansado, depois das 16:30 horas, regresso para GUARULHOS. Estou satisfeito com o que aconteceu hoje na Sociedade. Na segunda-feira ainda iremos receber outros móveis, concluindo o mobiliário novo.   

A disputa por uma cadeira na sala de aula levou um aluno de 16 anos a esfaquear um colega de 15, hoje, em uma escola de RIBEIRAO PRETO. Revoltados, outros alunos da Escola Estadual JENNY DE TOLEDO PIZA SCHROEDER tentaram apedrejar o adolescente, que só não foi linchado porque professores intervieram e o trancaram em outra sala até a chegada da polícia. A vítima teve de ser socorrida a  um pronto socorro da cidade com ferimentos no pescoço, mas não corre risco de morrer.

Nove casas foram interditadas na Rua VALENTINA PROCOPP, no bairro FERRAZÓPOLIS, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC, hoje, depois que um muro desabou nos fundos dos imóveis. Ninguém ficou ferido, mas 27 moradores tiveram que deixar suas residências e ir para a casa de familiares e amigos.
Além das casas, o muro atingiu um posto de gasolina que estava em construção na Avenida Dr. JOSÉ FORNARI e destruiu o carro de um dos operários que trabalhava nas obras. Não foi a primeira vez que o muro de arrimo cedeu. Em 1984, um acidente idêntico ocasionou a reconstrução do local. Segundo moradores antigos da rua, havia a confiança de que o fato não se repetiria.

Um delegado, seis investigadores da Polícia Civil e quatro policiais militares foram presos hoje sob suspeita de integrar uma organização criminosa ligada à exploração de máquinas caça-níqueis. Segundo o Ministério Público, eles recebiam propina para não apreender os equipamentos. Foram presas 16 pessoas e 80 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A Secretaria de Segurança Pública classificou a “OPERAÇÃO 11 DE SETEMBRO” como a maior de sua história. Participaram da ação 200 policiais civis e 20 peritos da Polícia Técnica, além de uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil e outra da Secretaria da Fazenda.
A investigação começou a ser feita há cerca de um ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de GUARULHOS; Através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, foi possível mapear como era a ação dos suspeitos.
Durante as investigações, a polícia descobriu que o grupo, além de explorar o jogo, também mantinha uma oficina para a montagem das máquinas. Em um galpão na esquina da Avenida DOUTOR EDUARDO COTCHING com a Rua CATUQUINA, na VILA FORMOSA, a quadrilha mantinha uma espécie de assistência técnica para o conserto e a manutenção das máquinas caça-níqueis.
O delegado preso é JOÃO ANTÔNIO GONÇALVES ROSA, que atualmente trabalhava como titular do 73º DP (JAÇANÃ). Os outros seis policiais civis detidos trabalhavam com investigadores em GUARULHOS. São eles: CARLOS ROBERTO RIBEIRO, vulgo FOGUINHO, JOSÉ ORLANDO DE SOUZA FERREIRA, ANTÔNIO DE MATOS TAVARES, MAURÍCIO FREITAS ROCHA, CÉLIO ERNESTO GATTI e ALEX STEVAN DE MORAES.
As outras pessoas presas agiam na exploração das máquinas. Um dos policiais militares já estava na reserva da PM.

Policiais da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, do DEIC, apresentaram hoje um dos acusados de assaltar a mansão do empresário ANTÔNIO CARLOS CURIATI, filho do deputado estadual ANTÔNIO SALIM CURIATI, nos JARDINS, no último dia 30. LUIZ ANTÔNIO CALANDRO FILHO, de 35 anos, é apontado também como integrante da quadrilha que praticou arrastão em um condomínio na LAPA, em 8 de janeiro, e invadiu uma casa na VILA CLEMENTINO, em 8 de maio.
O assalto à mansão foi praticado pelo menos por oito bandidos que tinham o controle remoto da porta da garagem. Quatro deles, encapuzados, dominaram a cozinheira, a arrumadeira, dois netos do deputado e um visitante. Depois foram direto ao local onde havia jóias e dinheiro, e lotaram quatro sacolas. Na fuga, trocaram tiros com policiais militares.   

O percussionista argentino RAMIRO MUSOTTO morreu hoje em SALVADOR, BAHIA, vítima de um câncer no pâncreas. Desde que se mudou para SALVADOR, em 1984, MUSOTTO, como instrumentista e produtor, cravou seu nome nos créditos de shows e discos de artistas brasileiros importantes como CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, MARISA MONTE, MARTINHO DA VILA, LUCAS SANTTANA, LENINE, ZECA BALEIRO, JOÃO BOSCO, DANIELA MERCURY, MARGARETH MENEZES e PARALAMAS, entre outros.
O mais baiano dos argentinos, discípulo do mestre pernambucano NANÁ VASCONCELOS, MUSOTTO, um entusiasta do samba reggae baiano, teve papel importante no ato de disciplinar a percussão de rua, na pátria dos percussionistas.
Como seu mestre NANA, MUSOTTO adotou o berimbau e se especializou em redimensionar esse rudimentar instrumento de poucos recursos, fazendo o ligação com a música eletrônica pelo timbre.  Na ARGENTINA, começou a tocar em orquestras sinfônicas aos 16 anos e depois formou uma banda de rock. Em 1982, decidido a estudar percussão brasileira, mudou-se para SÃO PAULO, onde foi aluno de ZÉ EDUARDO NAZÁRIO. Não tardou a ser um dos percussionistas mais solicitados para tocar com a nata da MPB.    

Um dos poucos que ostentavam o título de “Comandante da Revolução Cubana”, JUAN ALMEIDA BOSQUE, leal seguidor de FIDEL e RAÚL CASTRO, morreu nesta sexta-feira, aos 82 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O Conselho de Estado do país – do qual ALMEIDA era vice-presidente – decretou luto nacional, ordenando que todas as bandeiras fossem hasteadas a meio-pau. “O nome do Comandante da Revolução JUAN ALMEIDA BOSQUE permanecerá para sempre no coração e na mente de nossos compatriotas, como paradigma de firmeza revolucionária, convicções sólidas, valentia, patriotismo e compromisso com nosso povo”, expressou um comunicado oficial.
Atendendo ao desejo do dirigente, não foi organizada uma cerimônia pública de velório. Mas homenagens a ALMEIDA ocorrerão em vários locais do país – como no monumento ao herói cubano JOSÉ MARTÍ, na Praça da Revolução, em HAVANA, e na ILHA DA JUVENTUDE, onde ele ficou preso com os irmãos CASTRO, depois de participar do fracassado assalto ao QUARTEL MONCADA, em 1958 – marco inicial da revolução.
ALMEIDA conheceu os irmãos CASTRO em 1952, quando estudava Direito na Universidade de HAVANA. Negro, ex-operário da construção civil, aderiu à luta contra o regime de FULGÊNCIO BATISTA. Após o fracasso na tentativa de tomar o QUARTEL MONCADA, em SANTIAGO, ALMEIDA ficou preso por dois anos, até ser beneficiado por uma anistia e juntar-se aos irmãos CASTRO no exílio no MÉXICO.
Era o único negro da cúpula do movimento guerrilheiro, formada principalmente por jovens da elite estudantil cubana.
Em 1956, com FIDEL, RAÚL e um reduzido grupo de rebeldes, voltou a CUBA no iate americano “GRANMA”, dando início à fase decisiva da revolução. Entre os combatentes estavam ERNESTO “CHE” GUEVARA e CAMILO CIENFUEGOS. “Ninguém aqui desiste”, gritou ele para “CHE” na ocasião, criando um dos slogans mais famosos da revolução. ALMEIDA dirigiu, em seguida, a sua própria frente em operações militares no leste de CUBA.
Instalada a revolução, no ano-novo de 1959, ALMEIDA ocupou diversos postos militares, desde chefe das unidades motorizadas até chefe da Força Aérea do Exército Revolucionário. Mais tarde, foi vice-ministro e chefe do staff das Forças Armadas Revolucionárias – aproximando-se ainda mais de RAÚL.
ALMEIDA era integrante do Comitê Central do Partido Comunista de CUBA desde a sua criação em outubro de 1965. Ele se desligou das atividades públicas em dezembro de 2003, após denunciar que sofria de problemas cardíacos. A ausência, porém, foi interpretada por muitos como um castigo imposto a ALMEIDA por FIDEL, em razão de seu suposto apoio às idéias de RAÚL para reformar a economia cubana e torná-la mais parecida com a da CHINA comunista.
Após cinco anos de afastamento, ALMEIDA voltou à cena política com a eleição de RAÚL para a presidência do Conselho de Estado em 2008.
ALMEIDA também ficou conhecido na ilha por ter composto diversas músicas e por ter escrito vários relatos sobre seus anos na prisão e nas montanhas.

A Fórmula 1 ferve e vive provavelmente a temporada mais tumultuada de todos os tempos. Os dois primeiros treinos livres do GP DA ITÁLIA, hoje, na reta final de uma decisão emocionante de campeonato, ficaram em segundo plano. A guerra entre a família PIQUET, FLÁVIO BRIATORE e a RENAULT domina as conversas em MONZA e o noticiário na EUROPA. Hoje, novo capítulo da briga agitou os bastidores do automobilismo. O caso já virou processo criminal e o nível das acusações baixou ainda mais. O diretor do time francês chamou NELSINHO de “mimado e fraco como piloto”, além de ter abordado a intimidade do brasileiro. “NELSINHO é menino mimado, sempre correu pelos times criados pelo pai, dispôs dos melhores equipamentos, foi parar numa competição verdadeira (Fórmula 1) e, claro, perdeu a cabeça.

Dois dias depois da suspensão do julgamento do ativista CESARE BATTISTI no Supremo Tribunal Federal, representantes do governo italiano reforçaram o discurso em favor da extradição do antigo membro do grupo PROLETÁRIOS ARMADOS PELO COMUNISMO. Pelo menos três ministros do governo liderado por SÍLVIO BERLUSCONI criticaram a concessão de refúgio ao italiano ou se disseram confiantes de que as autoridades brasileiras o devolverão a seu país de origem.

O oitavo aniversário do maior ataque terrorista da historia foi um dilema para os esquemas de segurança nos ESTADOS UNIDOS. O presidente BARACK OBAMA decidiu ficar em WASHINGTON e homenagear as vítimas do atentado ao PENTÁGONO e levou um susto. Um exercício de treinamento de barcos da guarda costeira no Rio POTOMAC levou a uma confusão e à mobilização de policiais e agentes do FBI.
O alerta do aeroporto da capital americana foi disparado, o que levou ao fechamento do espaço aéreo por 22 minutos. A falta de comunicação levou à renúncia do diretor de assuntos militares da CASA BRANCA e ao pedido de uma investigação sobre o incidente do Departamento de Segurança Interna.
OBAMA participou de uma homenagem às vítimas na Casa Branca e visitou o PENTÁGONO. O vice-presidente JOE BIDEN discursou ao lado do prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBERG, na cerimônia de leitura dos nomes dos mortos na WORLD TRADE CENTER, em frente ao MARCO ZERO.
“Vamos renovar a caça aos extremistas da AL-QAEDA e do TALEBAN que planejaram este ataque. Vamos fazer o que estiver ao alcance para impedir que isso aconteça novamente”, disse OBAMA, que assinou Lei que torna a data o DIA NACIONAL DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO e enviou 21 mil soldados ao AFEGANISTÃO.

2 010       :        -     SÁBADO
Obama diz que os EUA não estão nem nunca estarão em guerra contra o Islã
Washington, 11 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, rejeitou hoje que o aniversário dos ataques do 11 de setembro sirva para promover a intolerância religiosa e afirmou que seu país "não está nem estará nunca em guerra contra o Islã". "Não foi uma religião que nos atacou há nove anos, foi a Al Qaeda", disse Obama em uma cerimônia no Pentágono, onde caiu um dos aviões sequestrados, o 77 da American Airlines, que causou a morte de 184 pessoas. Em paralelo a esta cerimônia, a primeira-dama, Michelle Obama, e sua antecessora, Laura Bush, participam de outro ato em Shanksville, na Pensilvânia, onde caiu o quarto avião sequestrado e que não chegou a seu destino graças à ação dos passageiros. O vice-presidente, Joe Biden, foi a Nova York para participar da cerimônia realizada no Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas. Obama aproveitou seu discurso no Pentágono para mandar uma mensagem de união e tolerância religiosa, depois da proposta do pastor radical da Flórida, Terry Jones, de queimar exemplares do Corão, que provocou uma forte polêmica e suscitou a ira do mundo muçulmano, e a controvérsia pela construção de uma mesquita no Marco Zero. "Nós condenamos a intolerância e o extremismo no mundo todo, e defendemos os direitos fundamentais de todos os homens e mulheres, inclusive o direito de praticar livremente sua religião". O presidente reconheceu que algumas pessoas querem aproveitar a dor pelos ataques de 11 de setembro "para estender o ódio e criar divisões". Mas "nós não sacrificaremos a liberdade que conquistamos", acrescentou. Obama disse que as cerimônias do 11 de setembro devem servir para a "reflexão" e para lembrar que é preciso trabalhar pela união dos americanos. "Como nação, como indivíduos, devemos refletir sobre como podemos fazer uma homenagem melhor às vítimas dos ataques", afirmou. "Não devemos olhar muito longe para obter resposta. Os que perpetraram aquele ato, não só atacaram os EUA, atacaram a ideia dos EUA, tudo o que o país representa no mundo", assegurou. "A melhor homenagem que podemos fazer, nossa melhor arma, o que mais temem nossos adversários, é seguir sendo o que somos, renovar nosso propósito comum, seguir defendendo a personalidade da nossa nação", afirmou.
O pastor evangélico Terry Jones garantiu neste sábado em entrevista a uma rede de televisão que sua igreja não queimará "nem hoje, nem nunca" exemplares do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, como havia anunciado que faria no aniversário de nove anos dos ataques de 11 de setembro de 2001. — Definitivamente não queimaremos o Alcorão, não —disse Jones à rede NBC em Nova York, onde acontecem cerimônias solenes em homenagem às vítimas do 11/9. "Nem hoje e nem nunca", insistiu o religioso, que gerou enorme polêmica no mundo todo ao divulgar seus planos de queimar 200 exemplares do livro sagrado do islã em sua igreja, na Flórida. Jones está em Nova York para um encontro com o imã Feisal Abdul Rauf, religioso muçulmano por trás do polêmico plano de construção de um centro islâmico a apenas duas quadras do Marco Zero. O pastor havia dito que uma reunião havia sido marcada com o imã, mas desmentiu a informação neste sábado em entrevista à rede NBC. A Dove World Outreach Center, sua pequena igreja na cidade de Gainesville, Flórida, pretendia "mostrar que há um elemento do islã que é muito perigoso e muito radical", afirmou o pastor. "E nós definitivamente completamos esta missão". Na quinta-feira, Jones suspendeu seus planos de queimar cópias do Alcorão, indicando ter recebido em troca uma promessa de que o centro islâmico não seria construído perto do Marco Zero. Abdul Rauf e seus sócios, entanto, afirmaram jamais ter feito semelhante promessa ao pastor, e que não haviam marcado um encontro com ele. "Não sabemos de nada sobre isso", disse na sexta-feira à AFP Daisy Khan, esposa do imã Feisal Abdul Rauf. O próprio Rauf, por dua vez, declarou à CNN "não vamos jogar com nossa religião ou com qualquer outra. Também não vamos fazer uma troca". A preocupação tinha chegado a tal ponto em Washington que a Casa Branca entrou em contato na quinta-feira com o pastor. O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, telefonou para Jones para que mudasse de postura, ao advertir que a queima do Alcorão geraria reações em todo o mundo e colocaria em risco os soldados americanos no Afeganistão.
Por Eric Walsh
WASHINGTON (Reuters) - Tensões religiosas realçaram neste sábado o nono aniversário dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, onde o presidente Barack Obama pediu para um pastor cristão abandonar o plano de queimar exemplares do Alcorão. As notícias sobre o possível ato do pastor causaram revolta de muçulmanos em todo o mundo. No Afeganistão, manifestantes entraram em confronto com forças de segurança, enquanto milhares de afegãos protestaram pelo segundo dia seguido. Um dia antes do nono aniversário dos ataques, um relatório alertou que os EUA enfrentam uma crescente ameaça do surgimento de insurgentes "domésticos" e da americanização da liderança da Al Qaeda. Na sexta-feira, Obama pediu aos norte-americanos que respeitassem o direito "inalienável" da liberdade religiosa e disse esperar que o pastor abandone seu plano de queimar o livro sagrado do Islã, dizendo que esse ato pode ferir gravemente a imagem dos Estados Unidos no exterior. "Essa é uma forma de colocar em perigo nossas tropas, nossos filhos e filhas... Você não faz disso um jogo", afirmou Obama em uma coletiva em Washington, na qual ele também pediu mais tolerância religiosa. O pastor Terry Jones, do obscuro "Dove World Outreach Center" (Centro da Pomba de Ajuda ao Mundo), localizado em Gainesville, na Flórida, incentivou a queima do Alcorão no aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2011, nos quais quase 3.000 pessoas morreram. Jones chegou no final da sexta-feira a Nova York para participar do programa "Today", da emissora NBC, na manhã deste sábado. Ele afirmou que retiraria o pedido para queima do Alcorão caso pudesse se encontrar com líderes muçulmanos que planejam construir um centro islâmico e uma mesquita próximos ao Marco Zero, localizado onde se encontravam as torres do World Trade Center. O objetivo do pastor é de que a mesquita fique em outro lugar. Opositores da construção dizem que o plano é uma falta de sensibilidade em relação à família das vítimas dos ataques de 2001. No programa "Today", Jones confirmou que atendeu ao apelo de Obama. "Nós decidimos cancelar a queima", disse. "Nós definitivamente não queimaremos o Alcorão." Obama afirmou em entrevista coletiva que reconhecia "as extraordinárias emoções" que envolvem o 11 de setembro. Mas disse que seria possível levantar uma mesquita próxima ao Marco Zero, ou um prédio que representasse qualquer outra religião. "Este país defende a afirmação de que todos os homens e mulheres são igualmente criados, que eles têm certos direitos inalienáveis. Um desses direitos inalienáveis é a livre prática de sua religião", disse Obama. "Não estamos em guerra contra o Islã, estamos em guerra contra organizações terroristas que deturparam o Islã e usaram falsamente a bandeira do Islã," acrescentou. No Afeganistão, milhares de pessoas se reuniram em três distritos a nordeste da província de Badakhshan, onde, um dia antes, um manifestante foi morto a tiros do lado de fora de uma base da Otan chefiada pela Alemanha, disse o chefe policial Aqa Noor Kentuz.
PEDRO DA ROCHA - Agência Estado
O último boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde de hoje, informou que o quadro de saúde do vice-presidente da República, José Alencar, internado desde ontem com edema pulmonar, melhorou e ele está respondendo bem ao tratamento.
"O paciente encontra-se bem disposto e vem respondendo bem ao tratamento, sendo transferido na tarde deste sábado para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva Cardiológica" diz o boletim médico. A equipe médica que acompanha o vice-presidente é coordenada por Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.
Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, o vice-presidente chegou a ficar hospitalizado por oito dias e foi submetido a um cateterismo. Alencar luta desde 1997 contra um câncer e já passou por 15 cirurgias para a retirada de tumores na região abdominal.
Uma manhã tumultuada em casa. Estou trabalhando no computador quando percebo uma agitação na casa da MARLENE. Depois chega o senhor JOSÉ BOARÊTTO e mexe nas telhas da sua casa. LUCINDA conta-me, depois, que uma das gatas da MARLENE abocanhou um dos filhotes (são dois que nasceram recentemente) e o leva para o forro. MARLENE fica desesperada. Não tem como tirar o gatinho e chama o nosso vizinho. No final chega até a ser cômico o acontecimento. 

Guilherme Palenzuela: E caiu a invencibilidade do Corinthians. Após 23 partidas sem perder no Pacaembu, o Timão foi derrotado pelo Grêmio na noite deste sábado pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pela 21ª rodada do Brasileirão. O placar de 1 a 0 para os visitantes ainda representou outro fato significante: o Grêmio, que não vencia fora de casa pelo Brasileirão há praticamente um ano (desde 13 de setembro de 2009), finalmente conseguiu uma vitória. Às vésperas da partida contra o líder Fluminense, a derrota em casa ainda fez a distância entre o Timão e o líder permanecer igual, uma vez que o Flu também foi derrotado. Sem Ronaldo e Roberto Carlos na noite deste sábado, poupados para o confronto da próxima quarta-feira, o Corinthians, que ainda desperdiçou um pênalti em cobrança de Iarley, terá de suar ainda mais contra o líder para voltar à disputa pela taça da competição. O Grêmio não se intimidou com os quase 30.000 torcedores presentes no Pacaembu na noite deste sábado. Sem medo, logo tomou conta do meio de campo nos primeiros minutos de jogo, conseguindo manter a posse de bola por mais tempo, porém, sem conseguir criar chances. Logo aos 13 minutos do confronto, após entrada de carrinho de Douglas, o volante Ralf teve de deixar o campo, às lágrimas, com uma aparente lesão no tornozelo esquerdo, para a entrada de Boquita. O Corinthians foi equilibrando a partida, mas até a metade da etapa inicial, só havia criado apenas uma chance concreta de gol, após finalização de Elias, defendida pelo goleiro Victor. Com Bruno César sem conseguir encostar nos atacantes para construir investidas ofensivas, o Timão pouco conseguiu criar até então. Do outro lado, o Grêmio respondia com Gabriel, que exigiu excelente defesa de Julio Cesar após chute forte em um rebote de cobrança de escanteio. Motivado pelo bom momento do Grêmio na partida, o meia Douglas, que já atuou pelo Corinthians, marcou um golaço aos 33 minutos. Vindo do lado direito do campo, aplicou uma caneta no zagueiro Paulo André antes de finalizar com um chute forte, no ângulo, sem chances para Julio Cesar. Após o revés, o Corinthians tentou reagir, e quase conseguiu o empate com Bruno César, em cobrança de falta. Porém, foi o time visitante que cresceu ainda mais nos minutos finais do primeiro tempo, e quase ampliou o placar com Borges, após boa saída do goleiro alvinegro, que fechou o ângulo para impedir o segundo gol dos gaúchos, antes dos jogadores descerem para os vestiários. Na volta do intervalo, o técnico Adilson Baptista já promoveu sua segunda alteração, mas, desta vez, por opção tática. Moacir, apagado na lateral direita, deu lugar ao meia Danilo, em uma tentativa de povoar um pouco mais o meio corintiano e criar mais chances de gol. O entrada de Danilo surtiu efeito logo nos primeiros minutos da etapa complementar. Mais ofensivo, o Corinthians passou a pressionar o adversário e chegou a criar mais chances de gol. Tanta pressão logo criou a chance do Timão empatar a partida. Após disputa de bola entre Vilson e Bruno César na área, o meia do Corinthians caiu e o árbitro Francisco Carlos Nascimento marcou pênalti. Apesar de duvidoso, o lance ainda levou o juiz a dar o segundo amarelo ao zagueiro gremista e, consequentemente, expulsá-lo. Porém, na cobrança, o chute de Iarley parou nas mãos do goleiro Victor, que caiu bem no canto esquerdo para fazer a defesa. Logo após a cobrança, o atacante corintiano ainda perdeu um gol em cima da linha, após interceptação de Rafael Marques. Com um a menos, o Grêmio teve de mudar sua composição tática para conseguir se manter no jogo. Para isso, o técnico Renato Gaúcho colocou Paulão e Roberson em campo, nos lugares de Douglas e Jonas, respectivamente. Mesmo assim, nos minutos seguintes o que se viu foi um Corinthians mais ousado e dominando o jogo. O time da casa foi criando boas chances pelas laterais do campo e quase chegou ao empate por diversas vezes. Nas bolas paradas, Bruno César foi quem mais levou perigo ao gol gremista. Porém, o goleiro Victor se destacou e foi segurando a vitória gaúcha. Sem restar outra opção, o Grêmio foi se fechando ainda mais. Após a saída de Borges, o Tricolor Gaúcho ficou com todos os seus jogadores no campo defensivo, apenas segurando o placar. Até os minutos finais, o Timão continuou pressionando, mas não conseguiu chegar ao gol de empate. Com a vitória, o Grêmio se distancia em definitivo da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Tricolor Gaúcho enfrenta o Palmeiras, no Olímpico, enquanto o Corinthians defronta o líder, Fluminense, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA: CORINTHIANS 0 X 1 GRÊMIO. Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP). Data/hora: 10/9/2010 - 18h30. Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL). Auxiliares: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Guilherme Dias Camilo (MG). Renda e público: R$ 966.465,00 / 29.533 pagantes. Cartões amarelos: Boquita (COR); Ferdinando, Rafael Marques, Victor, Vilson e Borges (GRE). Cartões vermelhos: Vilson 12'/2ºT. GOLS: Douglas 33'/1ºT (0-1)
CORINTHIANS: Julio Cesar, Moacir (Danilo, int.), Paulo André, William (Defederico 18'/2ºT) e Leandro Castán; Ralf (Boquita 18'/1ºT), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley. Técnico: Adilson Batista.
GRÊMIO: Victor, Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Ferdinando, Adilson, Souza e Douglas (Paulão 15'/2ºT); Jonas (Roberson 21'/2ºT) e Borges (Lúcio 37'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
LANCEPRESS!
O empate persistia até os 46 minutos do segundo tempo, mas o Atlético Goianiense marcou no fim, num lance de contra-ataque, e decretou a vitória do time da casa por 2 a 1 sobre o Fluminense, no Serra Dourada, em Goiânia. O Flu continua na liderança e não viu sua vantagem para o vice-líder Corinthians diminuir, já que o time paulista também foi derrotado - em casa, pelo Grêmio, por 1 a 0 . O Atlético-GO, que contou mais uma vez com boa atuação do camisa 10 Elias, continua sua recuperação e chegou aos 20 pontos, na 17ª colocação. A equipe rubro-negra segue na zona de rebaixamento, mas está a três pontos do Flamengo, primeira equipe fora da zona da degola. Vale lembrar que o Dragão havia vencido do Corinthians, em Goiânia, quando o time paulista era líder. O jogo começou muito corrido com os times trocando passes e o primeiro chute a gol aconteceu apenas aos cinco minutos de jogo, com Robston arriscando de fora da área, mas Fernando Henrique agarrou com segurança. Logo em seguida, o Flu respondeu. Julio Cesar fez boa jogada e tocou na frente para Washington, que não alcançou a bola. O jogo continuava truncado, mas o Tricolor decidiu começar a atacar. Aos 14 minutos, Mariano armou jogada pela direita, passou pelo zagueiro e rolou para o meio da área, onde se encontrava Conca. A bola chegou a passar pelo goleiro, mas não pelo zagueiro Gilson, que afastou o perigo. Os times se estudavam bastante em campo, até que finalmente o Fluminense mostrou seu poder ofensivo. Após lindo lançamento de Deco para Conca, o argentino tocou para Washington, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede, aos 22 minutos de partida. Aos 25, novo lance de perigo para o Flu. Deco tocou de calcanhar para Conca, que lançou Washington. O atacante chutou de primeira, mas a bola passou raspando a trave. O Atlético chegou ao empate aos 28 minutos de jogo. William recebeu a bola na entrada da área, girou e passou pela zaga do Tricolor. O atacante goiano chutou cruzado no canto de Fernando Henrique. Aos 34, em falta perigosa frontal, Washington bateu e a bola explodiu no travessão. Aos 37, Conca lançou para a área e a zaga rebateu. Deco recuperou e tocou de calcanhar para Gum, que chutou forte, cruzado, e a bola novamente bateu na trave. Na sequência da jogada, em contra-ataque, o atacante do Atlético-GO invadiu a área do Fluminense e chutou, mas Fernando Henrique espalmou. Na última jogada do primeiro tempo, Elias bateu falta e a bola passou perto da meta de Fernando Henrique, que só olhou. O segundo tempo começou morno. A primeira chance foi do Fluminense em cobrança de falta de Deco, em que a bola apenas passou perto e não ofereceu perigo ao goleiro Márcio. Logo depois, Conca arriscou de longe, mas o goleiro atleticano defendeu. Aos 12 minutos o Atlético teve grande chance de virar. Robston invadiu a área e cruzou para Josiel, que sem goleiro isolou a bola. Aos 16 minutos do segundo tempo, Julio Cesar fez lançamento para Washington, que dominou mal a bola e perdeu para Daniel Marques. O zagueiro se desequilibrou, caiu, o atacante tricolor recuperou a bola e chutou para o gol. Porém, o goleiro Márcio conseguiu espalmar para escanteio. Aos 19, Gum arriscou de longe, mas a bola saiu pela linha de fundo. Na sequência, o Atlético-GO partiu em contra-ataque e Elias chutou para a defesa de Fernando Henrique. Belletti, que acabara de entrar na partida, chutou forte, no cantinho de Márcio, mas o goleiro atleticano rebateu a bola para a lateral. Aos 23, o time goiano teve falta perigosa. O goleiro artilheiro Márcio se apresentou para a cobrança, mas chutou na barreira. Aos 29 minutos do segundo tempo, o Atlético-GO ficou com um jogador a menos. Gilson segurou Deco, que avançava em direção à área, recebeu o segundo cartão amarelo e na sequência o vermelho. Na cobrança da falta, Leandro Euzébio desviou de cabeça, mas Márcio novamente defendeu. O Fluminense continuava tentando desempatar. Aos 35, Carlinhos tentou chutar da entrada da área, mas a bola saiu por cima da meta. O Atlético-GO teve uma chance com Elias aos 37 minutos, mas Fernando Henrique defendeu com tranquilidade. Aos 39, Carlinhos chutou de muito longe, mas a bola saiu forte e o goleiro Márcio só conseguiu espalmar para a lateral da área. Aos 46 minutos do segundo tempo veio o castigo do Fluminense - não fez o gol e acabou tomando. Anaílson tocou a bola para Juninho, que chutou para o gol. A bola ainda desviou em Belletti e desempatou a partida. Na próxima rodada, o Fluminense vai receber o Corinthians, no Engenhão, no choque entre os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, quarta-feira. Já o Atlético-GO visita o Santos, na Vila Belmiro, também na quarta-feira.
FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO-GO 2 X 1 FLUMINENSE. Local: Serra Dourada, Goiânia (GO). Data-Hora: 10/9/2010 - 18h30 (de Brasília). Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES). Auxiliares: José Ricardo Maciel (ES) e Thiago Gomes Brigido (CE). Renda e público: Não disponíveis. Cartões amarelos: Gilson e Juninho (AGO). Cartões vermelhos: Gilson (AGO). GOLS: Washington 22'/1ºT (0-1), William 28'/1ºT (1-1) e Juninho 46'/2º T (2-1)
ATLÉTICO-GO: Márcio, Dida, Gílson, Daniel Marques e Thiago Feltri; Agenor, Ramalho, Robston, e William (Juninho 14'/2ºT); Elias (Anaílson 41'/ 2T) e Josiel (Diogo Galvão 19'/2ºT) - Técnico: René Simões.
FLUMINENSE: Fernando Henrique, André Luis (Marquinho 30'/2ºT), Gum e Leandro Euzébio; Mariano, Valencia, Julio Cesar (Belletti 21'/2ºT), Deco, Conca e Carlinhos; Washington - Técnico: Muricy Ramalho.
A cidade de SÃO PAULO voltou hoje a entrar em estado de alerta por causa do tempo seco. A previsão é de que o tempo seco permaneça até terça-feira, dia 14 de setembro, quando uma frente fria deverá passar pelo litoral e deixar o tempo instável na capital. A poluição é outro problema para os moradores da capital. Em regiões como o PARQUE IBIRAPUERA a qualidade do ar era considerada inadequada hoje. Não é só SÃO PAULO que sofre com a falta de chuvas. Estados do Centro-Oeste do BRASIL lutam contra as queimadas decorrentes da falta de umidade. Em BRASÍLIA, onde os focos de incêndio levaram à decretação de emergência, a taxa de umidade ficou em apenas 11%, similar à do deserto do SAARA. Em GOIÂNIA não foi muito diferente, 12%. Hoje havia mais de 14 mil focos de incêndio em todo o território nacional. Um terço do total está no MATO GROSSO. O problema atinge também o AMAZONAS. O RIO SOLIMÕES registrou o nível mais baixo nos últimos anos.

A executiva estadual do PDT no MATO GROSSO DO SUL anunciou hoje a expulsão do prefeito de DOURADOS, ARI ARTUZI, do partido e a dissolução do diretório municipal. Ele foi preso na OPERAÇÃO URAGANO realizada pela Polícia Federal. As suspeitas indicam que ARTUZI liderava um esquema de desvio de verbas e pagamento de propinas para impedir que uma CPI contra ele fosse concluída.

Um dia após assumir o governo do AMAPÁ depois da prisão de toda a cúpula do governo do Estado, inclusive o governador PEDRO PAULO DIAS e o antecessor e candidato ao Senado WALDEZ GÓES, o presidente do Tribunal de Justiça, DÔGLAS EVANGELISTA RAMOS, suspendeu os pagamentos a fornecedores. Apenas as dividas “de emergência”, como os salários atrasados de servidores estaduais, estão garantidas. PEDRO, GÓES e mais 16 pessoas, entre elas a ex-primeira dama do Estado, MARÍLIA GÓES e o presidente do Tribunal de Contas, JOSÉ JÚLIO DE MIRANDA COELHO, foram transferidos no início da madrugada para BRASILIA.    

Reportagem da revista VEJA que aponta a existência de um esquema de tráfico de influência na CASA CIVIL levou a oposição a pedir a demissão da ministra-chefe da pasta, ERENICE GUERRA. Documento obtido pela revista mostra que a empresa de transporte aéreo VIA NET EXPRESS contratou firma de lobby pertencente a filhos de ERENICE, para garantir contratos com os Correios. Na ocasião, a CASA CIVIL era chefiada por DILMA ROUSSEFF e ERENICE ocupava o posto de secretária executiva, atuando como principal auxiliar da hoje candidata do PT ao Planalto. O presidenciável JOSÉ SERRA considerou o caso gravíssimo. “Essas denúncias devem ser apuradas e tem de haver punição para os responsáveis. E não diversionismo e ocultamento.” Hoje, SERRA visitou GOIÂNIA, onde participou de comício seguido de carreata.

“Minha luta é para que o que aconteceu com minha filha não aconteça com os seus filhos”, diz no horário eleitoral gratuito o advogado ARI FRIEDENBACH, candidato a deputado federal pelo PPS em SÃO PAULO. KEIKO OTA aparece em sua propaganda eleitoral ao lado do marido, MASATAKA, vestindo camisetas com a foto de seu filho, IVES. “Por Justiça e pelo fim da impunidade, vote OTA, deputada federal”, ela diz. ARI FRIEDENBACH e KEIKO OTA podem integrar a nova “bancada da segurança da Câmara, composta por vítimas da violência. A filha FRIEDENBACH, LIANA, foi torturada e morta aos 16 anos, com o namorado FELIPE CAFFÉ, em 2003, por um grupo liderado pelo adolescente “CHAMPINHA”. IVES OTA foi seqüestrado e morto com dois tiros no rosto, quando tinha 8 anos. 

RAFAEL NADAL enfrenta o sérvio NOVAK DJOKOVIC na final do ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS. Se vencer, o espanhol será o sétimo tenista da história a conquistar os quatro torneios de GRAND SLAM do circuito. Na semifinal ele venceu o russo MIKHAIL YOUSZHNY. Já DJOKOVIC chega à terceira decisão de GRAND SLAM após vencer, de virada, o suíço ROGER FEDERER. O histórico entre os finalistas é favorável a NADAL, que venceu 14 dos 21 confrontos diretos. A belga KIM CLIJSTERS não deu chance para a russa VERA ZVONAREVA na grande final do feminino do US OPEN disputada hoje em NOVA YORK. Com um jogo impecável, venceu a partida por 2 sets a 0 em apenas 59 minutos e garantiu seu terceiro título do campeonato – a atleta também levantou o troféu em 2009 e 2005, e não disputou o evento de 2006 a 2008. CLIJSTERS dominou a partida do início ao fim. Impôs sua estratégia de jogo, contou com o desequilíbrio emocional da rival e fechou a disputa em grande estilo, com sua já conhecida direita vencedora.  

Um duto de gás explodiu em MAZDAVAD, no nordeste do IRÃ, ontem à noite. Ao menos seis pessoas morreram e 20 ficaram feridas. De acordo com o diretor-geral da Companhia de Engenharia de Gás e Desenvolvimento, ALIREZA GHARIBI, uma escavadeira derrapou em um terreno íngreme e atingiu o duto, o que provocou explosão. O desastre afetou o fornecimento de gás à TURQUIA.  
Em período pré-eleitoral, as cenas de fobia ao ISLÁ observadas nos EUA nos últimos dias contaminam a disputa entre republicanos e democratas. Sensível e emocional, a oposição à construção de um centro comunitário muçulmano nas proximidades do antigo WORLD TRADE CENTER, em NOVA YORK, destruído no ataque terrorista há nove anos, tornou-se bandeira dos republicanos para obter a maioria do Congresso em 2 de novembro. Hoje, um americano não identificado queimou páginas do ALCORÃO em NOVA YORK, perto do MARCO ZERO, como é chamado o terreno das TORRES GÊMEAS. No TENNESSEE, dois pastores repetiram o gesto e o líder do grupo conservador TEA PARTY em INDIANA, ANDREW BEACHAM, rasgou páginas do livro sagrado do ISLÃ na frente da CASA BRANCA, em WASHINGTON. Em sua página no FACEBOOK, SARAH PALIN, ex-candidata a vice-presidente pelos republicanos em 2008 e uma das líderes do TEA PARTY, criticou a onda islamofóbica, dizendo que queimar o ALCORÃO “é um ato tão insensível e uma provocação tão desnecessária como construir uma mesquita no MARCO ZERO”.  

Faleceu KEVIN McCARTHY, ator americano que participou de mais de 200 produções no cinema e na TV. Foi vítima de pneumonia, aos 96 anos, em um hospital de MASSACHUSETTS. Atuou também na BROADWAY, em peças de EUGENE O´NEILL, ANTON CHEKHOV e ARTHUR MILLER – deste último, fez A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE, papel que reprisou no cinema em 1951 e pelo qual foi indicado ao OSCAR e Melhor Ator Coadjuvante. Mas seu papel mais conhecido é o do protagonista de VAMPIROS DE ALMAS (1956), de DON SIEGEL.

2 011        :       -        DOMINGO
Os jornais dão ênfase para os dez anos do ataque às TORRES GÊMEAS DO WOORLD TRADE CENTER em NOVA YORK. Assim é com o DIÁRIO DE SÃO PAULO que publica o encarte “DEZ ANOS DEPOIS DAQUELA MANHÃ DE CÉU AZUL”. O JORNAL DA TARDE “11SET2001 – HÁ DEZ ANOS, O ATENTADO DA HISTÓRIA”. Passados exatos dez anos do maior atentado terrorista da história, os americanos se reunirão hoje no chamado MARCO ZERO, o local da ILHA DE MANHATTAN, em NOVA YORK, onde ficavam as torres gêmeas do WORLD TRADE CENTER, destruídas pela AL-QAEDA. 2.605 pessoas morreram na queda dos dois prédios. No total, foram mortos 2,976 nos ataques ao WTC, ao PENTÁGONO e na queda de um avião da UNITED AIRLINES, na PENSILVÂNIA, seqüestrado por terroristas que pretendiam atingir o Congresso, em WASHINGTON. Entre os convidados da cerimônia de inauguração do memorial nacional em homenagem às vítimas do terror de OSAMA BIN LADEN – capturado e morto em maio – estarão o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, o ex-presidente GEORGE W. BUSH, o prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBER, e seu antecessor, RUDOLPH GIULIANI.
O caderno ALIÁS – A SEMANA REVISTA, do O ESTADO DE SÃO PAULO, traz na primeira capa a manchete “O ESPETÁCULO DA DESTRUIÇÃO” Em entrevista exclusiva, o historiador ERIC HOBSBAWN explica por que a queda das torres do WORLD TRADE CENTER é a mais abrangente experiência de catástrofe de que se tem notícia. E ao questionar “a superioridade”  cultural do Ocidente, antevê a “era do declínio americano”. Em ensaio inédito no BRASIL, LAWRENCE WRIGHT, autor de O VULTO DA TORRE, pulveriza o poder de fogo da AL-QAEDA. TARIQ RAMADAN, filósofo da Universidade de OXFORD e neto do fundador da IRMANDADE MUÇULMANA, admite: “Dez anos depois, parece que falhamos”. E o escritor ANDRÉ ACIMAN, egípcio radicado nos EUA, critica a comercialização do luto na cobertura de uma tragédia que não pode ser trivializada.

O JORNAL DA TARDE – JT CIDADE – página 7A traz uma reportagem intitulada “CASO UBIRATAN: JÚRI INDEFINIDO”. Cinco anos depois do assassinato do coronel, julgamento ainda não tem data para ocorrer. Cinco anos depois o assassinato do Coronel da reserva da Polícia Militar UBIRATAN GUIMARÃES, ainda não há data para o julgamento da advogada CARLA CEPOLLINA, acusada pelo crime. A defesa dela, que era namorada de GUIMARÃES, entrou com recurso para anular a decisão da 9ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) e determinou que CARLA fosse a júri popular. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ainda não recebeu o recurso.
O advogado SERGEI COBRA ARBEX, que defende CARLA, deu entrada no recurso no dia 18 de agosto deste ano. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), o processo aguarda a digitalização em SÃO PAULO para ser enviado nas próximas semanas para BRASÍLIA, onde será analisado por um ministro do STJ. “Eu entrei no STJ com um recurso para anular o pedido de julgamento. A decisão (de mandar CARLA ao júri popular) foi tendenciosa e teve um formato acusatório, eu é vedado por lei. Faz considerações sobre a culpa de CARLA, que não existem no processo. Ela é inocente.”
Para o advogado VICENTE FERNANDES CASCIONE – contratado pela família de UBIRATAN para auxiliar na acusação – o recurso da defesa de CARLA é “claramente procrastinatório (para adiar uma decisão)”. “É um recurso para ganhar tempo. Se eu fosse advogado dela, faria o mesmo”, afirmou CASCIONE. Segundo ele, CARLA é a autora do assassinato do coronel. “Se ela não matou, como diz, então viu quem matou e tem de denunciá-lo. Ela entrou no apartamento do coronel 1 hora e 15 minutos antes do tiro e só saiu de lá uma hora depois”, disse CASCIONE.
GUIMARÃES foi morto com um tiro no abdômen em seu apartamento, nos jardins, zona sul da capital, no dia 9 de setembro de 2006. Dois meses depois, CARLA foi denunciada pelo Ministério Público como autora do crime. Para a Polícia Civil e o MP como autora do crime. Para a Polícia Civil e o MP, a advogada matou o coronel porque estaria sendo traída por ele. Durante quatro anos, a defesa de CARLA, que era feita pelo ex-ministro da Justiça MÁRCIO THOMAZ BASTOS, conseguiu adiar o julgamento do parecer que a levaria a júri popular.
A decisão que ARBEX tenta anular no STJ ocorreu no dia 10 de julho de 2010. Na ocasião, três desembargadores do TJ decidiram por unanimidade que CARLA deveria ir a julgamento. Eles acataram a denúncia do MP e as provas periciais. “Ou tudo conspira contra CARLA CEPOLLINA ou indícios sugerem o envolvimento direto dela no caso”, afirmou, na época, o relator SOUZA NERY. A decisão dos desembargadores contrariou o entendimento do juiz ALBERTO ANDERSON FILHO, que havia determinado , em 30 de setembro de 2008, a anulação do processo contra CARLA e o arquivamento do caso, por considerar a denúncia do MP improcedente. Nenhum dos advogados arrisca um prazo para que o STJ decida sobre mandar ou não CARLA para júri popular.          

Estimado CEL VENTURA!
saudações! quem vos escreve é BIAJONE, como esta o senhor? torço que bem e com saúde. Gostaria de tecer elogios a CAMILA pelo excelente trabalho de divulgação que ela e MARKUS tem feito no 32 EM MOVIMENTO. Nosso Núcleo só tem a agradecer.
Três coisas me levaram a escrever ao senhor.
1) Anexo esta cópia de nosso novissimo e atualizado ESTATUTO do Núcleo para o senhor uma vez mais apreciar tendo em vista a sua aprovação ou não. Verás que fiz mudanças profundas e muito apropriadas que tem a intenção de nos possibilitar a consecução de nossa atividade fim. Solicito que leia atenciosamente pois algumas das idéias ali contidas em muito beneficiarão até a própria Sociedade na sua essência no futuro de incertezas de continuidades que hoje nos encontramos.
2) Criei uma honraria a ser concedida pelo nosso núcleo. Chama-se DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES.  A história desse combatente se encontra em nosso site e esse diploma é para ser entregue no mesmo dia da inauguração do monumento pelo filho do próprio capitão, hoje com 79 anos, residente em SP. Para cá ele tenciona vir no dia 3 para fazer a entrega. Serão 35 personalidades que receberão esse diploma, entre as quais o senhor e o Cel MENDES, Camila e D. Frances  por nos tanto ajudar nas atividades do Núcleo de Itapetininga.
3) preciso saber do senhor se diploma necessita de estatuto próprio para ser reconhecido como honraria. Sei que medalha com certeza. Mas não temos fundos para criar medalhas, então honraremos nossos camaradas com esse diploma.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
Setembro 11, 2011

Peço a todos dar ao presente texto (desabafo) o tratamento de dignidade e de reserva que o assunto merece, pois já temos inimigos demais para gerarmos outros entre nós mesmos.
Amigos / Irmãos do GBB,
O esforço das AOPM - AFAM em defesa dos interesses DA CLASSE ( * ) tem por patrono o Dr Alexandre de Moraes, um dos mais renomados advogados do País.
Para os que ainda desconhecem a situação atual do MS impetrado pelas nossas entidades, sugiro a leitura do texto que encerra esta mensagem ou visitem o site www.aopm.com.br. 
Conheçam também os componentes do Órgão Especial do TJ, em cujas mãos estará o julgamento do nosso agravo.
Você tem fé? Sabe rezar? Acha justa a pretensão de nossas Entidades? Vc já percebeu a importância de ser PELO MENOS SÓCIO PARTICIPATIVO DA ENTIDADE DE DEFESA  DA SUA FAMÍLIA? Ou ainda acha caro pagar TRINTA REAIS por ela?! 
Que o Deus da crença de cada um ilumine os nossos julgadores para que simplesmente cumpram o seu juramento de JUSTIÇA!
E os nossos OFICIAIS para que REALMENTE SE UNAM EM TORNO DO MELHOR PARA A SUA EFETIVA DEFESA COMO CLASSE!
Abraço esperançoso do
Corrêa de Carvalho
Interior AOPM
DA CLASSE ( * ) Este quadro mostra QUEM ESTÁ SUSTENTANDO MATERIALMENTE A NOSSA DEFESA DE CLASSE:
AOPM: QUADRO DE SÓCIOS EM SETEMBRO 2011
Sócios militares:                           2453
Sócios participativos:                       75
sócios civis:                                   4095
fonte: http://www.tj.sp.gov.br/EstruturaOrganizacional/SegundaInstancia/OrgaosJulgadores/OrgaosSuperiores/OrgaoEspecial.aspx
MEMBROS NATOS / ANTIGÜIDADE
DES. CARLOS ALBERTO DE SOUSA LIMA
DES. ANTONIO LUIZ REIS KUNTZ
DES. JOSÉ GERALDO BARRETO FONSECA
DES. ANTONIO AUGUSTO CORRÊA VIANNA
DES. LUIZ PANTALEÃO
DES. JOSÉ ROBERTO BEDRAN
DES. MAURÍCIO DA COSTA CARVALHO VIDIGAL
DES. DAVID EDUARDO JORGE HADDAD
DES. JOSÉ GASPAR GONZAGA FRANCESCHINI
DES. JOÃO ALFREDO DE OLIVEIRA SANTOS
DES. WALTER DE ALMEIDA GUILHERME
DES. JOSÉ CARLOS GONÇALVES XAVIER DE AQUINO
DES. ANTONIO CARLOS MALHEIROS
MEMBROS ELEITOS
DES. MÁRIO DEVIENNE FERRAZ
DES. JOSÉ SANTANA
DES. JOSÉ REYNALDO PEIXOTO DE SOUZA
DES. ARTUR MARQUES DA SILVA FILHO
DES. CARLOS EDUARDO CAUDURO PADIN
DES. GUILHERME GONÇALVES STRENGER
DES. RUY COPPOLA
DES. JOSÉ RENATO NALINI
DES. GASTÃO TOLEDO DE CAMPOS MELLO FILHO
DES. ROBERTO NUSSINKIS MAC CRACKEN
DES. KIOITSI CHICUTA
DES. ENIO SANTARELLI ZULIANI
Comunicado - RETP
Neste mês de setembro quase 12 mil policiais militares e pensionistas tiveram o primeiro corte nos seus salários, em razão do novo cálculo do RETP.
Caros associados, a AOPM em litisconsórcio com a AFAM contratou um dos melhores advogados no país para defender a causa, Dr. Alexandre de Moraes.
Estamos atentos e acompanhando o andamento do processo.
O pagamento concedido há 17 anos, foi incorporado no orçamento familiar; portanto, trata-se muito mais de uma questão de Justiça, do que de direito.
Acreditamos que os senhores desembargadores irão fazer justiça, evitando que seja perpetrada tamanha injustiça, sendo essa uma de suas missões primordiais.
Fiquem tranqüilos, confiem no trabalho da Associação e na Justiça.
A AOPM até aqui, tem obtido êxito em suas ações e sucesso nas investidas institucionais, cujas conquistas, têm dado credibilidade à nossa Administração.
Aguardem e acreditem. Vamos ganhar essa ação. Os senhores terão seus direitos assegurados.
Para melhores esclarecimentos:
a)   A AOPM impetrou Mandado de Segurança, com medida de liminar na 14ª vara e obteve êxito no despacho da liminar que suspendeu a Portaria do Cmt. Geral;
b)   O Presidente do Tribunal de Justiça, acatou o pedido de suspensão dos efeitos de todas liminares, concedidas, requerida pela Fazenda Pública;
c)   À vista disso a AOPM e AFAM entraram com Agravo Regimental, que será julgado dia 14 de setembro, pelo órgão Especial (composto por 25 desembargadores).
d)   Em manifestação no Mandado de Segurança, o Ministério Público Estadual concluiu que: Assim, não se concebe sejam extirpadas do cálculo da RETP as gratificações estabelecidas por lei, que vem sendo pagas a policiais militares da ativa e aposentados há mais de dezessete anos, sob qualquer pretexto, devendo ser reconhecida a nulidade da Portaria CMTG-PM1-4/2/11 ante a afronta dos princípios constitucionais da irredutibilidade dos vencimentos e do direito adquirido.
                                                           Cel. PM Luiz Carlos dos Santos
                                                                        Presidente da AOPM
Sindicatos querem fim do inquérito policial
Uma campanha que será deflagrada este mês pelos 27 sindicatos de servidores da Polícia Federal pedirá o fim dos inquéritos policiais como instrumento de investigação. Para parte dos policiais federais, o inquérito policial é uma ferramenta ultrapassada e ineficiente na elucidação de crimes. As informações são do jornal O Globo.
Os sindicatos argumentam que "o inquérito é o retrato da ineficácia na investigação". Segundo as entidades há muita burocracia no envio de documentos entre o delegado, o MP e o juiz. Em tese, o inquérito teria que se encerrar em 30 dias se o suspeito está preso. E, em 90 dias, se está solto. Mas, de acordo com os representantes dos policiais federais, isso nunca ocorre. "O resultado é que o depoimento de testemunhas demora a ser ouvido. Algumas até morrem no meio do caminho ou nem são localizadas. E as provas periciais ficam prejudicadas", diz Alexandre Santana Sally, presidente do Sindicato dos Servidores da PF de São Paulo.
A campanha será iniciada com um seminário no próximo dia 26 de setembro, em Minas Gerais. Serão convidados agentes do FBI americano e da Polícia Federal da Argentina para falar sobre métodos mais modernos de investigação. Segundo um estudo do sociólogo Michel Misse, professor da UFRJ, feito a pedido da Federação Nacional dos Policiais Federais, atualmente apenas Brasil, Cabo Verde e Moçambique utilizam inquéritos policiais.
De acordo com Alexandre Sally, uma alternativa aos inquéritos é o juizado de instrução, já usado em países como a Espanha. Nesse caso, não existe a figura do delegado para conduzir o inquérito. Há um juiz que conduz o trabalho de produção de provas, e os agentes ficam encarregados apenas da investigação, sem funções burocráticas.
Já para o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, George Melão, a campanha dos servidores da PF devia mudar o foco. "Em tese, o Código de Processo Penal já prevê que o inquérito policial é dispensável se o Ministério Público, ou quem estiver fazendo a denúncia de um crime, tiver provas contundentes. Na prática, pode-se ir direto ao juiz. O que se deve discutir hoje é a modernização do processo de investigação", diz o presidente, defendendo a criação de "inquéritos digitais".
(Revista Consultor Jurídico, 10 de setembro de 2011)

Desconfiança da torcida e inconstância dentro de campo. Com esse enredo, o CORINTHIANS inicia a preparação para o clássico de domingo, contra o SANTOS. Desta vez, a semana já começa tensa para o TIMÃO por causa da atuação apagada na derrota de hoje para o FLUMINENSE por 1 a 0, no Estádio do ENGENHÃO, no RIO DE JANEIRO. O time só manteve a liderança graças à mãozinha dos rivais. No complemento da rodada, o GRÊMIO bateu o SÃO PAULO (1 A 0), que roubaria o primeiro posto em caso de vitória. Adversários diretos pela ponta, VASCO e BOTAFOGO também tropeçaram. A boa fase do BOTAFOGO foi interrompida de maneira trágica. Depois de conquistar cinco vitórias seguidas e entrar no G4 do Campeonato Brasileiro, o alvinegro carioca acabou humilhado no Estádio COUTO PEREIRA ao ser goleado por 5 a 0 pelo CORITIBA, nesta tarde. O resultado só não foi pior para o FOGÃO porque alguns de seus rivais diretos tropeçaram. O FLAMENGO decepcionou mais uma vez sua imensa torcida ao ser derrotado pelo ATLÉTICO PARANAENSE, em MACAÉ (RJ) por 2 a 1. Já são oito jogos sem nenhuma vitória. O MENGÃO ocupa a sexta colocação. Já o VASCO ficou no empate por 1 a 1 com o FIGUEIRENSE, resultado que o levou à vice-liderança, com 42 pontos. O ATLÉTICO MINEIRO, enfim, saiu da zona de rebaixamento ao bater o BAHIA, por 2 a 0. CEARÁ e ATLETICO GOIANENSE ficaram no 1 a 1.

Um incêndio destruiu cerca de cinco barracas que estavam armadas na 15ª edição do REVELANDO SÃO PAULO, no PARQUE DO TROTE, na VILA GUILHERME, zona norte da capital. A festa promove a cultura típica paulista. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. O fogo começou por volta das 2:50 horas e foi contido após uma hora. A manhã de hoje foi dedicada à limpeza do local.

A Polícia Civil já identificou mais da metade dos integrantes da quadrilha que invadiu a agência do banco ITAÚ há 16 dias, num dos maiores roubos de jóias da história do Brasil. Além dos 12 criminosos que arrombaram 171 cofres e levaram jóias e dinheiro estrangeiro, o DEIC está monitorando os receptadores de pedras preciosas. O temor da polícia é de que integrantes do bando possam ser perseguidos por outras quadrilhas ou por policiais mal intencionados, a exemplo do que ocorreu com os ladrões que invadiram o BANCO CENTRAL DE FORTALEZA, em 6 de agosto de 2005, e roubaram 1,64,7 milhões de reais. Informações extra-oficiais davam conta de que a média de valores em cada cofre roubado passava de meio milhão de reais. De acordo com reportagem da revista “VEJA”, os prejuízos somados atingiriam, no mínimo, cem milhões de reais. Apenas cinco vítimas fizeram queixa de roubo à polícia. A maior dificuldade para a recuperação dos objetos roubados foi a demora para o início das apurações do assalto. O roubo ocorreu na noite de 27 de agosto. Eram 23:50 horas de um sábado. O caso foi comunicado ao 78º Distrito Policial (JARDINS) às 11:20 horas do dia 28. O DEIC, só iniciou as investigações dez dias depois. O secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, afirmou que os procedimentos tomados na delegacia dos jardins foram corretos.

Os EUA fizeram uma cerimônia dos dez anos dos atentados de 11 de setembro repleta de dor e emoção entre homenagens solenes e discursos das pessoas que perderam familiares naquela manhã de terça-feira em 2001. A inauguração do memorial às vítimas reuniu, no MARCO ZERO, o democrata BARACK OBAMA e o republicano GEORGE BUSH. O atual presidente, OBAMA, citou um trecho bíblico, o SALMO 46, sobre a superação da dor. “DEUS é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda muito presente nas dificuldades”, disse. O ex-presidente BUSH fez um breve discurso e ressaltou que o país demonstrou coragem e força ao combater sem trégua o terrorismo. No exato momento em que os aviões seqüestrados por membros da AL-QAEDA se chocaram contra as torres do WORLD TRADE CENTER foi feito um minuto de silêncio. As homenagens marcaram ainda os momentos dos choques dos outros três aviões e a queda de cada uma das torres. A partir de amanhã, o memorial será aberto para visitação pública. Os dois espelhos d´água estão no mesmo local onde ficavam as torres. Um parque de 24 mil metros quadrados foi construído no entorno. No seu discurso, o atual prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBERG, homenageou os 403 bombeiros, policiais e socorristas que morreram no salvamento das vítimas. “Eles eram os que vieram correndo para cá com o objetivo de salvar vidas. Dez anos se passaram desde que um céu perfeito se transformou no negrume da noite. Desde aquele dia, nós temos vivido entre a luz e as sombras”. O presidente OBAMA não ficou até o encerramento das solenidades em NOVA YORK. Ele e a mulher MICHELLE visitaram também o local onde os outros aviões seqüestrados caíram. Na PENSILVÂNIA, onde caiu a aeronave do vôo 93 da UNITED AIRLINES, único a não atingir o alvo programados pelos terroristas, o presidente depositou flores. O esquema de segurança preparado pelo governo americano para as celebrações do 11 de setembro deixou NOVA YORK em alerta máximo. OBAMA e BUSH ficaram protegidos por placas blindadas. Atiradores de elite do Éxército estavam nos prédios ao redor.   

Morreu neste domingo, aos 39 anos, o ator ANDY WHITFIELD, que interpretava o papel título na série SPARTACUS: BLOOD AND SAND.  “Em uma bela manhã de primavera em SIDNEY, cercado por sua família, nos braços de sua amada esposa, nosso jovem e belo guerreiro ANDY WHITFIELD perdeu sua batalha de 18 meses contra o linfoma”, disse sua mulher em um comunicado oficial no qual agradecia as manifestações de apoio enviadas por fãs desde que a doença foi diagnosticada. WHITFIELD, que nasceu no PAÍS DE GALES e vivia na AUSTRÁLIA, havia terminado de gravar os 13 episódios da primeira temporada da série quando a doença foi diagnosticada.

2 012     :    -        TERÇA-FEIRA
Assim como 11 anos atrás, o dia 11 de setembro cairá em uma terça-feira de sol e temperatura amena em NOVA YORK. Mas, ao contrário do que ocorreu no aniversário de uma década, a cerimônia desta vez será bem mais discreta, apenas para os familiares das vítimas, sem a presença de autoridade como o presidente BARACK OBAMA e seu antecessor GEORGE W. BUSH. A inauguração do memorial com seus dois espelhos d´água no ano passado, assim como a torre do WORLD TRADE CENTER 1 dominando a silhueta do distrito financeiro de MANHATTAN e, mesmo a dois anos da conclusão, superando o EMPIRE STATE como o mais alto de NOVA YORK, aos poucos dão ares de normalidade ao que por muitos anos foi conhecido como GROUND ZERO, ou MARCO ZERO. A inauguração da torre um novo WTCC- conhecido anteriormente como a TORRE DA LIBERDADE – está prevista para 2014. O arranha-céu terá 104 andares vai chegar a altura simbólica de 1.776 pés porque representa o ano no qual os ESTADOS UNIDOS se tornaram independentes da INGLATERRA. O edifício terá mirantes nos andares 100, 101 e 102. O novo WTC, sem contar a torre de comunicação em seu topo, atingirá a altura máxima de 1.368 metros. O prédio deverá custar aproximadamente 3,9 bilhões de dólares (7,8 bilhões de reais) quando for concluído. Turistas já se referem à área como o MEMORIAL DO 11 DE SETEMBRO, visitado por 4,5 milhões de pessoas apenas no último ano. A região está revitalizada, sendo uma das que mais se valorizou nos últimos anos. O maior problema de todos é o Museu do 11 de Setembro que está sendo construído no subsolo do edifício. As obras permanecem em ritmo lento devido a uma disputa envolvendo a Prefeitura de NOVA YORK, o governo do Estado, o de NOVA JERSEY e a Autoridade Portuária. Não há previsão, por enquanto, de quando ficarão prontas as obras. Os lados envolvidos não se acertam quais agências serão responsáveis por cuidar do museu e, além disso, quem arcará com os custos ainda envolvidos no projeto todo estimado em cerca de um bilhão de dólares.  

CARISSIMO GUILHERME
Participo-vos de meus pêsames e concito-o a proferir algumas palavras de homenagem sincera em nome dos Núcleos de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC para D. MARIINHA, essa digníssima mulher e veterana de 32, por ocasião de seu enterro.
Meu abraço para ti e extensivo a todos os familiares de D. MARIINHA.
Seja forte meu companheiro!
Uma heroína hoje nos deixou para a glória de nosso Deus e a historia dela e de sua vida de sacrifícios e lutas precisa ser resgatada na plenitude e você, caríssimo GUILHERME, é quem nós da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC mais confiamos que possa fazê-lo na dignidade que essa combatente é digna.
ARMAS EM FUNERAL MEUS BRAVOS CAMARADAS!
Hoje nos deixou MARIINHA uma centenária heroína de 32 para a glória de nosso Deus, o Senhor dos Exércitos!
Abraço do amigo e irmão vosso de lutas
prof. BIAJONE
Set 11, 2012

CAROS AMIGOS (AS)
De acordo com os artigos 4º, 5º e 6º do Decreto nº 58071 estou constituindo o Conselho do Colar Evocativo dos 80 (oitenta) anos da Revolução Constitucionalista, sob a minha presidência:
Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA
CAPITÃO PM ANÍSiO DOS SANTOS
Doutora MARIA LÚCIA CAMARGO
SARGENTO GEORGE TRAJANO
Precisamos nos reunir no dia 14 de setembro, às 15 horas.
Em primeiro lugar estou consultando os meus caros amigos (as) no sentido de aceitação ou não do cargo nesse Conselho.
Caso positivo, solicito informar de a data de 14 de setembro agrada a todos ou precisaremos mudar.
Preciso de uma resposta urgente porque é idéia lançar o colar ainda este mês. 
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC Rua Anita Garibaldi, 25 - Centro - SPFone: 3105 8541email: celmario@gmail.com/ mmdc.32@terra.com.br
Decreto nº 58.071, DE 24 DE MAIO DE 2012 - COLAR DA VITÓRIA EVOCATIVO DOS 80 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA.doc
Mario Ventura celmario@gmail.com
07:03
MARINEI
Solicito conhecer a constituição do Conselho do COLAR DA VITÓRIA.
Estou encaminhando essa mensagem para as pessoas escolhidas e aguardo uma resposta urgente porque estou marcando reunião do Conselho para o dia 14 de setembro, às 15 horas. 

O Professor JOSÉ CARLOS manda logo uma resposta concordando com o cargo de conselheiro do Colar da Vitória. É idéia minha já fazer as primeiras entregas do colar ainda neste ano.

Chegando hoje à Sociedade encontro MARINEI muito nervosa. Ela recebeu telefonemas que perturba o seu trabalho, para tratar de assuntos já decididos pela presidência e que sofrem contestações um tanto quando inconvenientes. Ela está assoberbada com as diferentes atribuições da Sociedade e preocupadíssima porque metade dos associados não pagaram os boletos expedidos. Estava fazendo um levantamento cuidadoso disso e lhe telefonam para tratar de picuinhas.   
Converso, por telefone, com o CAPITÃO PM ANÍSIO, nosso Secretário das Medalhas, sobre a nomeação do Conselho do Colar da Vitória. Estamos cuidando da entrega de comendas em 15 de setembro. DOUGLAS DO NASCIMENTO faz uma ligação telefônica para dizer como estão os contatos acerca da reforma do TÚNEL 9 DE JULHO. Ele esteve ontem no Palácio dos Bandeirantes e conversou com o Chefe da Casa Militar, CORONEL PM MEIRA. Amanhã ele quer que eu o acompanhe até o TÚNEL 9 DE JULHO com as pessoas encarregadas da reforma. GIANNOCCARO, por sua vez, fez contatos com dona EDITH EID a respeito da estátua que seria colocada na entrada do túnel.
Nossa associada, PROFESSORA MARIA ODETE, será homenageada na Câmara Municipal no próximo dia 19, às 19 horas, na Comemoração do DIA DOS PROFESSORES. Ela quer que eu compareça a esse ato.
Recebo um telefonema de ADALBERTO, maçônico do GRANDE ORIENTE, que me comunica que o veteraníssimo ARGENOR LIMA fará 100 anos no próximo dia 10 de outubro. Será feita uma comemoração na Loja Maçônica e quer que alguém faça uma palestra sobre a Revolução Constitucionalista. Peço para que ele se entenda com o CORONEL PM MENDES, Chefe de Gabinete do Grão-Mestre do GRANDE ORIENTE, Seção de SÃO PAULO.
Recebo a visita de CARLOS VENÂNCIO, nosso associado número 9990, residente em SANTO ANDRÉ. Ele está apoiando a candidatura do CORONEL PM SARDANO à vereança daquele município, pela coligação PTB/DEM, onde concorre à prefeitura o DOUTOR AIDAN.     
A senadora Marta Suplicy rebateu a tese de que o convite para assumir o Ministério da Cultura seria uma compensação por ter aceitado entrar na campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Marta agiu como se estivesse surpreendida com a sua designação para um ministério, apesar de o governo ter sinalizado a intenção no momento em que ela aceitou desistir da candidatura em SP em prol de Haddad. A senadora, que chegou a chamar a notícia "especulação de site", disse ter recebido o convite de Dilma para ocupar o posto por telefone, por volta das 15h40, quando encerrou a sessão do plenário do Senado por falta de quorum. Marta toma posse nesta quinta-feira, 13. "Eu acabei de falar com a presidente e acabei de aceitar. O convite é meio surpreendente, mas eu sou do governo e estou à disposição do governo e se a presidente acha que eu devo exercer essa função no ministério, eu vou exercê-la, como exerci todas as funções da vida", afirmou, ainda no plenário. "O ministério é importante, é a identidade brasileira, é a cultura, sinto que é um enorme desafio". Marta disse que vai chamar a ministra a que sucederá, Ana de Hollanda, para conversar e se inteirar dos programas da pasta. Sua posse está marcada para depois de amanhã, quinta-feira. "Estou feliz, estou contente, é muito prematuro fazer qualquer declaração, acabei de aceitar o convite, vou estudar, vou ter uma conversa com Ana de Hollanda", informou. "Aceitei o convite e agora vamos trabalhar", destacou. A senadora disse que sempre se prontificou a apoiar Haddad. "Desde o começo eu disse que na hora em que fizesse diferença, eu entraria", contou, sem se referir às críticas que fez no Twitter tachando a escolha do candidato sem experiência política como sendo "um erro". "Vou continuar trabalhando, eu farei os comícios como combinei com ele, fiz carreata na sexta, no sábado...", disse. O Ministério da Cultura é a segunda experiência de Marta Suplicy no Executivo federal. Em 2007, no início da segunda gestão de Lula, ela assumiu o Ministério do Turismo. Ficou na pasta pouco mais de um ano, de onde saiu para disputar a prefeitura de São Paulo, quando foi derrotada pelo atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), então do DEM, apoiado pelo candidato do PSDB à prefeitura, José Serra.
O vice-presidente MICHEL TEMER, que completa 72 anos no próximo dia 23, passou mal hoje, em ROMA, e chegou a desmaiar. O mal-estar ocorreu enquanto ele caminhava do GRAND HOTEL DE LA MINERVE, onde estava hospedado, para um restaurante nas proximidades. TEMER foi atendido por um médico que acompanhava a comitiva e recuperou-se em cerca de meia hora. De acordo com a assessoria de imprensa, o mal-estar ocorreu por causa do calor na cidade.
O indicado pela presidente DILMA ROUSSEFF a ocupar a vaga de ministro do STF, TEORI ZAVASCKI, de 64 anos, evitou falar sobre o julgamento do mensalão hoje, em peregrinação que fez pelos gabinetes dos senadores. Ele afirmou que não descarta assumir a vaga durante o julgamento do mensalão, caso o processo de apreciação pelo Senado de sua indicação transcorra a tempo. Ao site do jornal “FOLHA DE SÃO PAULO”, porém, ele disse que vai esperar ter seu nome aprovado pelo Senado para decidir se participará do julgamento do mensalão. “Nem estudei o assunto, é prematuro falar sobre isso”, disse. ZAVASCKI esteve hoje no Senado cumprindo uma segunda etapa fundamental no processo para ser o novo ministro do Supremo, a formalização da indicação. A mensagem da Presidência da República com a indicação de ZAVASCKI para o cargo foi lida no plenário do Senado hoje e seguiu para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde ele será sabatinado.   
Nove homens foram mortos durante operação da ROTA, hoje à tarde, em uma chácara na Rua CAMBARÁ, no SÍTIO SÃO JOSÉ, em VÁRZEA PAULISTA, a 52 km de SÃO PAULO. Outros oito homens foram presos pela tropa de elite da Polícia Militar no local. O serviço de inteligência da PM recebeu uma denúncia anônima de que no local haveria o julgamento de um estuprador por integrantes da facção criminosa PCC. Dois pelotões da ROTA, com 45 policiais em dez viaturas, chegaram à cidade por volta de 16:30 horas. Quando notaram a presença da policia, alguns bandidos tentaram fugir em dois carros. Dois deles foram mortos a menos de 200 metros da porta da chácara e um outro comparsa acabou preso. Segundo a PM, eles teriam disparado contra os oficiais e não obedeceram a ordem de parada. Já outros quatro homens, em um outro carro, conseguiram fugir do cerco e foram perseguidos. A pouco mais de 1,5 km da chácara acabaram batendo o veiculo em uma árvore e, ainda segundo a versão dos policiais, desceram atirando contra os oficiais da ROTA. Dois outros foram mortos na hora e outros dois presos. Enquanto isso, na chácara, quem ficou também atirou contra a ROTA. Cinco foram detidos e cinco morreram. “As informações que nos chegaram mostram que, entre os mortos, estava o estuprador. Tudo indica que os criminosos o executam”, disse à noite o CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, Comandante Geral da PM. Os nove homens baleados foram levados para o Hospital da Cidade, em VÁRZEA. Dos mortos, seis foram identificados. Todos possuem passagens pela polícia, segundo informou em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Os nomes e a idades de cada um não foram divulgados pelo comando da corporação´. A chácara pertence a um candidato a vereador.  

Os 70 mil sobreviventes entre bombeiros, policiais e outros socorristas que acudiram ao WORLD TRADE CENTER depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 terão direito a monitoramento e tratamento gratuitos para cerca de 50 tipos de câncer. Especialistas acreditam que uma série de doenças ligadas aos ataques causou pelo menos mil mortes desde 2001. Anteriormente, o governo financiava o tratamento de doenças respiratórias, depressão e dores múltiplas. A decisão das autoridades dos ESTADOS UNIDOS deve atender a cerca de 70 mil funcionários de equipes que prestaram socorro durante os ataques e pessoas que se encontravam nas imediações. Há suspeitas de que as pessoas foram expostas a componentes químicos presentes nos destroços dos ataques. Milhares de pessoas se reuniram hoje em NOVA YORK, em WASHINGTON e em uma zona rural da PENSILVÂNIA, para marcar o 11º aniversário dos atentados de 11 de setembro. Neste ano, apenas as famílias dos mais de 2.750 mortos nos atentados subiram ao palanque para ler seus nomes. Os discursos políticos foram barrados.

A TURQUIA não vai entregar o vice-presidente foragido do IRAQUE, TAREQ AL-HASHEMI, que foi condenado à pena de morte em BAGDÁ. Segundo o primeiro-ministro turco, TAYYIP ERDOGAN, ele pode continuar no país por quanto tempo precisar. “Eu vou dizer muito claramente. Nós estamos dispostos a receber o senhor HASHEMI por quanto tempo ele quiser e nós não iremos entregá-lo”, afirmou ERDGAN.

Vários grupos depositaram flores na porta do PALÁCIO DE LA MONEDA, em SANTIAGO, para lembrar a data que marca os 39 anos do golpe militar. O CHILE viveu 17 anos sob a ditadura do governo AUGUSTO PINOCHET (1973-1990), que deixou mais de três mil mortos. Outras 37 mil vítimas sofreram prisão e torturas. Os tribunais chilenos ainda têm 350 ações à espera de julgamento sobre casos de desaparecimentos e torturas.


A AL-QAEDA confirmou hoje que um dos mais graduados dirigentes do grupo, o veterano militante ABU YAHYA AL-LIBI, morreu este ano em um bombardeio americano. O governo dos EUA anunciou em junho a morte de AL-LIBI no PAQUISTÃO, no que seria o mais duro golpe contra a AL-QAEDA desde a ação militar que resultou na morte de seu fundador, OSAMA BIN LADEN, em maio de 2011.

O ministro da Defesa do IÊMEN, MUHAMMAD NASIR AHAMD, sobreviveu a um atentado hoje, mas ao menos 12 pessoas morreram no ataque de um carro-bomba ao comboio ministerial. Testemunhas disseram que a explosão ocorreu quando o comboio do GENERAL MUHAMMAD NASIR AHAMD saía de uma reunião no gabinete do primeiro-ministro na capital SANAA. Sete guarda-costas e cinco civis morreram.    

O empresário paulistano CARMELLO PAOLETTI, de 82 anos, morreu nesta terça-feira, em SÃO PAULO. Ele sofria de câncer na próstata. CARMELLO foi o fundador, em 1954, da Companhia Industrial e Mercantil PAOLETTI, que fiou conhecida pela marca ETTI. A história desse filho de italianos com o ramo alimentício começou no Mercadão de São Paulo. Em uma banquinha, a família vendia de azeitona e ameixa a frios. No início dos anos 1950, CARMELLO montou uma fábrica de processamento de azeitonas em VÁRZEA PAULISTA. Em 1979, ele vendeu a ETTI para o GRUPO FENÍCIA (dono das LOJAS ARAPUÃ). A marca, muito associada aos molhos de tomate, pertence atualmente à BUNGE. Na década de 1980, CARMELLO assumiu a função de diretor industrial e ajudou a montar a fábrica da ARISCO, em GOIÂNIA. No mesmo período, um dos filhos do empresário, SALVADOR PAOLETTI NETO, iniciou a CONIEXPRESS, da marca QUERO ALIMENTOS. O empresário transferiu-se para a QUERO em 1996. A marca acabaria disputando mercado com a ETTI. O amigo AIRTON VIERIA saudou CARMELLO na Internet. “Lamento a perda de mais um brasileiro que não apenas criou empregos, mas deixou o exemplo de como ter dinheiro, fama e influência, somando, acima de tudo, a dignidade de um mortal que, ao contrário de muitos outros, andava entre as muitas máquinas de suas indústrias interagindo com as pessoas, olhando-as nos olhos, sem a soberba e a arrogância dos poderosos.” Uma das netas do empresário, JU PAOLETTI, postou em seu blog uma longa e emocionada despedida. “Perdi o meu avô hoje, um cara do bem, entusiasmado com a vida, feliz, otimista, generoso, honesto, um ser humano maravilhoso. CARMELLO PAOLETTI sempre será um exemplo de vida para mim, vou lembrá-lo com saúde, sorrindo, brincando, comendo macarrão, conversando e falando besteira, como ele sempre falava. O meu avô enxergava a vida com olhos de menino, ele vibrava com pequenas coisas, era feliz com o que a vida proporcionava. Meu avô foi uma daquelas pessoas de quem todo mundo gosta. Ninguém conseguia falar mal ou criar inimizades, pois ele sempre teve o dom de cativar a todos. Se eu pudesse defini-lo com apenas uma palavra seria amor.” CARMELLO teve dois filhos e quatro netos. Nasceu em 1929.       

2 013     :      QUARTA-FEIRA
Ao fazer a atualização de 11 de setembro, fatalmente lembramos do “DIA EM QUE A TERRA PAROU”, em 2001. O ataque terrorista às torres do WORLD TRADE CENTER sempre vai ser lembrado com horror. Mas também recordo que em 11 de setembro foi constatado o assassinato do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, no ano de 2006. Também em 11 de setembro, no ano de 1970, tivemos as exéquias do nosso herói CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JÚNIOR (copio essa parte de meu diário e passo para o meu bloog e facebook e . É sem dúvida uma data de infelizes acontecimentos. Tudo isso consta de minhas memórias, que hoje, na revisão, afetam meus pensamentos nesta quarta-feira. Que poderá ainda acontecer de mal numa data tão trágica?
Recebo, via Internet, a seguinte mensagem do CORONEL PM NILSON GIRALDI, sobre a REUNIÃO DO PRÓXIMO DIA 14 - URGENTE
Nilson Giraldi
09:57 (23 minutos atrás)

para Elyseu, americo.salvato, mnrpinho, araujo-rocha20., cmtubira, mendes, Cel, mim, celmfv, coronelventura, mmdc.32, mauricio
Caríssimos companheiros de turma com os e-mails acima nomeados (não possuo os e-mails do Dalmiro, Aluízio e Regis)
Cc para Cel Maurício
DD Cmt da APMBB
1. Com relação à reunião com o Cel Maurício, Cmt da APMBB, no próximo sábado, dia 14, para definir como será a recepção dos Aspirantes de 2013 a ser feita pelos Aspirantes de 1963 (nós):
1.1. Reitero minha colocação anterior, enviada a vocês, à qual não teve nenhuma contestação:
1.1.1.. O Aspirante primeiro colocado de 1963:
1.1.1.1. Comanda os Aspirantes de 1963;
1.1.1.2. Faz o discurso de “boas vindas” aos Aspirantes de 2013;
1.1.1.3. Entrega o prêmio de primeiro colocado ao Aspirante de 2013;
1.1.1.3.1. O Aspirante segundo colocado de 1963 entrega o prêmio ao Aspirante segundo colocado de 2013;
1.1.1.3.2. O Aspirante terceiro colocado de 1963 entrega o prêmio ao Aspirante terceiro colocado e 2013;
1.1.1.4. Em qualquer uma das situações acima, não estando presente, será substituído pelo Aspirante de 1963, melhor colocado, que o suceder;
2. Há dois anos minhas filhas e netos (as) preparam as comemorações dos meus 50 anos de casado com Dona Ivone Giraldi o qual ocorreu no dia 14 de setembro de 1963, na cidade do Crato-CE;
2.1. Essa comemoração, marcada há dois anos, será no próximo dia 14 de setembro, data da reunião da turma com o Cel Maurício seguida de almoço, na APMBB;
2.2. Não teremos como comparecer, pelo que solicitamos desculpas;
3. No dia 15 (domingo), logo pela manhã, estarei embarcando, de avião, em Bauru, com destino a Brasília onde, nos dias seguintes, estarei participando, no Ministério da Justiça-SENASP, de Grupo de Trabalho (GT) conforme Portaria 91, anexa, e abaixo, publicada no DOU do dia 08Ago13;
3.1. Em seguida, de Brasília, estarei viajando para New York em viagem de pesquisa, estudos e assessoramento do "Método Giraldi";
3.2. Portanto, mais motivos que nos impedem de comparecer à reunião do dia 14 pelo que, mais uma vez, solicitamos desculpas.
Abração para todos.
Giraldi – (por favor, leiam o anexo e o que abaixo se encontra)
Ministério da Justiça
Secretaria Executiva
Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração Coordenação-Geral de Modernização e Administração
Coordenação de Documentação e Informação
Divisão de Biblioteca
EDIÇÃO Nº 153 – SEXTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2013
Ministério da Justiça
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 91, DE 8 AGOSTO DE 2013
O SECRETÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SUBSTITUTO, no uso das atribuições legais, conferidas pelo art. 12 do Decreto no 6.061, de 15 de março de 2007, considerando o princípio da padronização, que impõe a compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, para a aquisição de materiais pelos órgãos de Governo, resolve:
Art. 1o Constituir Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar uma proposta de padronização para a aquisição de armas, seus acessórios e munições para o Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.
Art. 2o A comissão será composta pelos seguintes membros:
I - Marcello Barros de Oliveira, que o coordenará;
II - Davi Rogerio Artigas, Coordenador-Geral de Logística da Força Nacional de Segurança;
III - Mauricio Sponton Rasi; Delegado da Polícia do Estado de São Paulo;
IV - Nilson Giraldi, Coronel RR da PMSP;
V - Fernando D'Austria e Caravellas Filho, Tenente Coronel da PMDF;
VI - Otemar Maia Bianchini, Capitão da PMRS; e
VII - Elisrael Rodrigues Passos, Policial Rodoviário Federal; e
Parágrafo único. Poderão ainda ser convidados a participar dos debates do Grupo de Trabalho, especialistas e representantes de outros órgãos e instituições governamentais ou não-governamentais.
Art. 3o O Grupo de Trabalho terá o prazo de noventa dias para a conclusão de suas atividades, prorrogável por igual período.
Art. 4o O Trabalho é considerado de interesse público relevante e será realizado sem remuneração.
Art. 5o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MARCELLO BARROS DE OLIVEIRA

Leio também uma matéria de ÊNIO MAINARD sobre o 7 de setembro de 1013, que ele chama de DIA DE FINADOS. Coloco-a em meu blog.
O CORONEL PM UBIRAJARA PISANI presenteia-me com um link sobre a apresentação da Banda Nacional do Corpo de Fuzileiros Navais na ESCÓCIA. Também coloco esse link em minhas memórias, e transportadas para o FACEBOOK.

Saio de casa tarde e, no MMDC, encontro a MARINEI recuperada (não de todo) do problema estomacal sofrido ontem. Ela adiantou bem os trabalhos com relação às solenidades de 1º e 2 de outubro, bem como a feitura dos diplomas dos relacionados pelo 43º BPMI (SERTÃOZINHO). Apenas recebemos ontem 10 currículos e ficaram faltando 22. Entro em contato, via fone, com esse batalhão do interior e peço agilidade no envio dos currículos que estão faltando. O WILLIAM MACARENHAS já providenciou a entrega da maioria dos Ofícios de Outorga da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para a solenidade 2 de outubro. Sentiu dificuldade em localizar o GERALDO DIAS (do BALANÇO GERAL), também relacionado para ser condecorado no 81º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932.
Recebo a visita do 1º TENENTE PM Méd RODRIGO GUILHERME VAROTTI PEREIRA, nosso Diretor da Juventude e Presidente do Núcleo MMDC-MAÇÔNICO. Ele traz o Estatuto desse núcleo. Fizemos algumas correções e o aprovamos. O VAROTTI traz o OFÍCIO Nº CMed-025/485/13, assinado pelo TENENTE-CORONEL PM Chefe do Centro Médico que diz o seguinte:
1.    Tenho a grata satisfação de comunicar Vossa Senhoria que a Comissão Especial para a concessão da Medalha “Centenário do Centro Médico”, instituída pelo Decreto Estadual número 35.556, de 28 de agosto de 1992, decidiu, por unanimidade de votos, outorgar-lhe a referida medalha.
2.    Assim sendo, cumprimento Vossa Senhoria pela honrosa distinção, agradecendo em nome do Centro Médico e dos seus integrantes o empenho e dedicação para com a Unidade e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
3.    A cerimônia de entrega será no dia 20 de setembro de 2013, às 10 horas, na sede do Centro Médico, localizado à Avenida Nova Cantareira, 3659 – Jardim Tremembé – São Paulo – SP.

Quando chego em casa LUCINDA conta que seu irmão JOSÉ encontrou o MANUEL MOREIRA DA SILVA, o MANECO, caído no chão da casa onde mora e chamou o RESGATE. MANECO foi levado para o Hospital de Base de GUARULHOS, onde se constatou que sofrera um AVC. Acontece que JOSÉ sofre de diabetes e também passou mal. A DORA foi obrigada a se deslocar para o hospital, a fim de cuidar do cunhado. LUCINDA aguarda notícias da DORA para saber o que irá fazer junto aos familiares.
MANECO morava sozinho na casa que fora de seus pais, Senhor ANTÓNIO e dona ESMERALDA, já falecidos. Arredio aos familiares, sempre foi pivô da discórdia entre seus irmãos. Não se sabe o horário em que sofreu o AVC e seu estado é crítico. LUCINDA tem dificuldades em saber quem irá cuidar dele na ajuda à DORA. Seu irmão JOSÉ, com problemas de saúde, também precisa de auxílio dos parentes. Malquisto pelos familiares, o MANECO não irá encontrar apoio nesse momento difícil.

Balançar a rede não é o forte do CORINTHIANS. Isso, a torcida sabe e os 19 gols feitos no Campeonato Brasileiro provam. Porém, três jogos seguidos sem marcar não é para qualquer um. Depois de perder para o INTER e empatar com o NÁUTICO, ambos na seca, o TIMÃO acabou derrotado pelo BOTAFOGO, no RIO: 1 a 0. Mas falta de oportunidades não foi o problema corintiano. DOUGLAS teve uma chance de longe. ÉMERSON, de perto, também assustou. Do outro lado, o FOGÃO contra-atacava. SEEDORF perdeu dois gols feitos. Em um deles, chegou até a passar por CÁSSIO. Só não contava com PAULO ANDRÉ em cima da linha. 
Com objetivos distintos no Campeonato Brasileiro, PORTUGUESA e CRUZEIRO venceram hoje e iniciaram o segundo turno do torneio embalados. Em casa, a LUSA bateu o VASCO, por 2 a 0, e deixou a zona de rebaixamento da competição. Em GOIÂNIA, o CRUZEIRO derrotou o GOIÁS, por 2 a 1, e se manteve na ponta da tabela.
Ainda na briga entre os líderes, o GRÊMIO visitou o NÁUTICO e venceu a partida por 2 a 0. O time gaúcho é o terceiro colocado no campeonato, com seis pontos a menos do que o líder CRUZEIRO (37 a 43). Em dois jogos que envolveram times da parte intermediária da tabela, ATLÉTICO 0 PR e FLUMINENSE empataram em 1 a 1. A partida entre BAHIA e CRICIÚMA, na ARENA FONTE NOVA, também não teve um vencedor: 2 a 2.

A FERRARI não demorou muito para anunciar o companheiro de FERNANDO ALONSO em 2014: será KIMI RAIKKONEN, que está na LOTUS. O finlandês foi o último campeão mundial pela escuderia italiana, em 2007. O novo contrato será válido até o fim de 2015. Curiosamente, RAIKKONEN deixou o time, em 2009, para dar lugar a FERNANDO ALONSO. Além disso, a saída foi um pouco conturbada, cercada de alguns desentendimentos com dirigentes da escuderia de MARANELLO.     

O punk RODOLFO PREISIG DE ALMEIDA LOPES, tatuador de 28 anos, até carregava consigo uma machadinha, mas foi com um canivete automático, com lâmina de aproximadamente 12 centímetros, que matou uma mulher dentro de um bar na GALERIA DO ROCK, no centro, em plena luz do dia. De acordo com o dono da lanchonete KURODA, o comerciante KATSUMIRO ORLANDO KURODA, de 52 anos, tudo foi muito rápido. RODOLFO entrou no estabelecimento e disse apenas: “Você não deveria falar isso da minha mulher”. Depois, espetou a vitima, conhecida apenas por RENATA, na garganta. Policiais militares que participavam da OPERAÇÃO DELEGADA na região e guardas-civis metropolitanos que faziam ronda prenderam RODOLFO e outros dois punks, identificados como EDUARDO THOME NUNES SANTOS, açougueiro de 35 anos, e RICARDO DE JESUS INÁCIO, de 26 anos, em flagrante pelo crime. Os três foram autuados pelo delegado ARARIBOIA FUSITA, do 3º Distrito Policial (SANTA CECÍLIA), por homicídio qualificado por motivo fútil e também por traição ou mediante dissimulação. O comerciante ORLANDO explicou que, momento antes, uma mulher entrou na lanchonete com uma criança no colo e passou a discutir com RENATA e a gesticular muito. “Logo que ela saiu, o RODOLFO entrou e matou a garota”, disse. ORLANDO ressaltou que tanto o agressor quanto a vitima eram freqüentadores da GALERIA DO ROCK e já haviam causado vários problemas e encrencas. RENATA tinha, inclusive, roubado o comericante, segundo ele. “Ela tem várias cicatrizes nas costas. É tudo de briga”.

Começou hoje o julgamento do pagodeiro EVANDRO GOMES CORREIA FILHO, no Fórum de GUARULHOS. Ele é acusado de matar a mulher, ANDREIA CRISTINA BEZERRA NÓBREGA, e de tentativa de homicídio contra o filho, LUCAS, que na época tinha 6 anos. O garoto, hoje com 11 anos, depôs hoje. “O depoimento do LUCAS foi firme e coerente”, disse o promotor RODRIGO MERLI. O garoto contou que chegou da escola com a mãe e o pai chegou depois. LUCAS disse que ele o pegou pelo braço e o jogou no sofá. Pegou a faca e, apesar de o menino não ter visto (cortando a mangueira do gás), lembra-se de ter ouvido o pai dizer que ia explodir tudo. No desespero, a mãe o pegou no colo, foi até a janela, o soltou e depois pulou. O julgamento continuará amanhã. EVANDRO não compareceu hoje. Segundo o advogado dele, o pagodeiro deverá se apresentar amanhã no tribunal.

O homem acusado de disparar contra a cabeça do menino boliviano BRAYAN YANARICO CAPCHA, de 5 anos, durante um assalto foi reconhecido hoje pela família. DIEGO ROCHA FREITAS CAMPOS, de 20 anos, que estava desaparecido, foi encontrado morto no dia 7 de julho, na zona norte, e enterrado como indigente. O crime aconteceu em 28 de junho.

Começou hoje o trabalho de escavação do túnel subterrâneo da LINHA 5 – LILÁS. A expectativa é que o shield, conhecido como megatatuzão, vença, em 22 meses, os 4,8 quilômetros de túneis subterrâneos para atender às futuras estações EUCALIPTOS, MOEMA, A ACD-SERVIDOR, HOSPITAL SÃO PAULO, SANTA CRUZ e CHÁCARA KLABIN. Isso se o megatatuzão manter a rotina de perfurar quinze metros por dia. A expectativa é que, depois de pronta, a chamada “linha dos hospitais” transporte mais de 780 mil pessoas por dia. Outras duas escavadeiras também vão fazer o trabalho. Os shields menores devem escavar no trecho entre as estações ADOLFO PINHEIRO e CAMPO BELO. O megatatuzão é responsável pela escavação entre o POÇO BANDEIRANTES, no CAMPO BELO, até a CHÁCARA KLABIN.
Diferentemente da LINHA 4 – AMARELA, na qual estações intermediárias foram inauguradas enquanto outras ainda estão em obras, as estações da LINHA 5 seguirão a ordem para começar a atender os usuários. “Se inaugurasse alguma estação intermediária, teria de fazer um outro poço com esse (da BANDEIRANTES) para retirar a terra. O melhor é fazer três ou quatro estações e inaugurar tudo de uma vez”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, JURANDIR FERNANDES.
A Estação ADOLFO PINHEIRO, prevista para este ano, vai ser entregue apenas em janeiro do ano que vem. “Toda a obra, nós vamos entregar em 2015. Se puder entregar tudo, ótimo. Senão, alguma coisa fica para 2016”, admitiu o governador GERALDO ALCKMIN.
O governador aproveitou a apresentação do megatatuzão para anunciar que, devido às obras de escavação, o trecho na altura do 2.650 da AVENIDA DOS BANDEIRANTES vai ser interditado nos dias 21 e 22 de setembro.
A linha já integra com a LINHA 9 – ESMERALDA da CPTM na Estação SANTO AMARO. Vai integrar também com a LINHA 17 – MONOTRILHO do Aeroporto de CONGONHAS. Ligará ainda com a LINHA AZUL, na Estação SANTA CRUZ, e com a LINHA 2 – VERDE, na Estação CHÁCARA KLABIN.

Uma colisão envolvendo 11 veículos tumultuou o trânsito na Avenida MARECHAL TITO, no ITAIM PAULISTA, na zona leste, e causou preocupação entre policiais militares e bombeiros chamados para atender o caso. Havia o temor de que motoristas e passageiros pudessem estar feridos e mesmo presos entre as ferragens, mas tudo não passou de um susto. O acidente aconteceu por volta das 12:30 horas, na altura do número 4.700 da MARECHAL TITO, na pista sentido centro. Um caminhão-tanque que transportava óleo lubrificante usado não conseguiu parar na via congestionada e, de acordo com policiais, foi atingindo carros parados ou em baixa velocidade. A polícia não informou o nome do motorista.       

Em discurso pelo décimo-segundo aniversário dos atentados de 11 de setembro, o presidente BARACK OBAMA fez uma homenagem às vítimas e pediu que o povo norte-americano tenha coragem para seguir em frente. Um sino deu o início ao minuto de silêncio, enquanto centenas de pessoas se reuniram na PRAÇA LAFAYETTE, em frente à residência presidencial. Às 8:46 horas, horário do ataque, foi iniciada a leitura dos nomes das vítimas.

O uruguaio RAÚL FERNANDO GÓMEZ, de 58 anos, que passou quatro meses perdido na CORDILHEIRA DOS ANDES, está detido sob custódia policial num hospital de SAN JUAN, província argentina onde ele foi encontrado no final de semana. A Justiça do CHILE pediu a extradição de GÓMEZ às autoridades argentinas. O uruguaio é acusado de ter abusado sexualmente do filho de 8 anos de uma cunhada durante o período em que viveu em SANTIAGO, em abril.

A RÚSSIA apresentou aos ESTADOS UNIDOS o seu plano para colocar o arsenal de armas químicas da SÍRIA sob controle internacional, afirmou hoje uma fonte do país. Segundo essa pessoa – que seria um membro da delegação do chanceler russo, SERGEI LAVROV – detalhes do plano serão discutidos amanhã e depois em GENEBRA entre o secretário de Estado norte-americano, JOHN KERRY e SERGEI.

Em uma demonstração de humildade e na tentativa de se aproximar dos fiéis, o PAPA FRANCISCO tem ligado pessoalmente para alguns deles. Segundo o jornal “NEW YORK TIMES”, a atitude já rendeu ao pontífice o apelido de “o papa eletrônico”.

11 DE SETEMBRO DE 2014     :     -     QUINTA-FEIRA
Pela manhã, revendo minhas memórias e atualizando o dia 11 de setembro, vou encontrar as páginas que contam o terrível ataque terrorista às torres gêmeas do WORLD TRADE CENTER, na ilha de MANHATTAN, e também sobre o PENTÁGONO, onde foi jogado um avião. O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, participa, hoje, da cerimônia no PENTÁGONO em memória às mais de 3 mil vítimas dos ataques do 11 de setembro de 2001. O presidente também presta homenagens na CASA BRANCA.
Mas tenho um compromisso para esta manhã e, por volta das 11 horas já me encontro no MMDC. O TENENTE-CORONEL PM ALUYSIO FRANCISCO GAMA BAIA, do 6º BPMM, vem me buscar para participarmos de um churrasco no SÃO CAETANO ESPORTE CLUBE, à Rua CEARÁ, 393, no bairro FUNDAÇÃO de SÃO CAETANO DO SUL. Os oficiais recém-promovidos se confraternizam nesse encontro e o BAIA convidou-me ontem para estar com eles. A CORONEL PM CLÁUDIA BARBOSA RIGON PEREIRA, Comandante do CPA/M-6 (SANTO ANDRÉ e região do ABC), comparece neste ato, bem como os prefeitos de SANTO ANDRÉ e SÃO CAETANO DO SUL. 
Acontece que tenho um outro compromisso em GUARULHOS, na entrega de algumas Medalhas CONSTITUCIONALISTA, no CPA/M-7, no horário das 16 horas. Além disso estou preocupado com uma possível mudança do local da comemoração do 82º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista. Assinei os Ofícios de Outorga da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO como sendo o local o Quartel do Comando Geral da PMESP. Mas a data de 2 de outubro também é sugestiva para outros fins, ou seja, o político, face as eleições estarem marcadas para 5 de outubro. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC é apolítica e não pode ser usada para palanque eleitoral.
Uma viatura da Companhia do CAPITÃO PM TERRON me conduz de volta ao MMDC, e, encontro já esperando uma outra para me conduzir até o CPA/M-7. Não tenho tempo de usar um terno e vou para GUARULHOS do jeito em que me encontro. Sou recepcionado pelo TENENTE-CORONEL PM ÍTALO CAUZZO e seus oficiais. Ele é o comandante do 15º BPMM, instalado junto ao CPA/M-7. Converso com várias autoridades indicadas para receberem a Medalha CONSTITUCIONALISTA (num total de cinco). Vejo que também serão entregues medalhas do Núcleo MMDC-LESTE. Alguns indicados para serem condecorados no dia 5 de setembro, no 44º BPMM (PARQUE CECAP), não puderam comparecer naquela data e recebem as honrarias nesta tarde. O CORONEL PM LEVI ANASTÁCIO FÉLIX, Comandante do CPA/M-7, preside a solenidade alusiva ainda à Semana da Pátria. Sentado numa cadeira, junto com vários convidados, lembro da 1966 quando cheguei em GUARULHOS, transferido do então BATALHÃO DE GUARDAS para a 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE EM FORMAÇÃO. Por incrível que pareça nos dias de hoje, tinha de transformar a 3ª COMPANHIA DO 10º BPM  (SANTO ANDRÉ) em Companhia Independente. GUARULHOS não tinha uma viatura de rádio-patrulha em 1966. Somente em 1967 é que iriam chegar as quatro primeiras viaturas para servir a então 2ª Companhia Independente. Com delegados presentes também vamos lembrar do famigerado Esquadrão da Morte e as dezenas de execuções feitas em lugares diferentes, cujos corpos eram desovados em bairros afastados de GUARULHOS.
São chamados os indicados para receberem a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA: ENOS FLORENTINO SANTOS, ROSEMARI GHELLERY, JETHER JACOMINI FILHO, SAMUEL VASCONCELOS LOPES e o Guarda Civil de GUARULHOS WASHINGTON LUIZ DE SANTANA.
Num profundo desrespeito ao presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, os próprios oficiais do CPA/M-7 e 15º BPMM fazem as entregas das medalhas da Sociedade. Isso nunca poderia ter acontecido. Nem sei porque assim aconteceu. Isso me magoa muito, mas uma Major PM percebeu o que se passou e procura desanuviar meus pensamentos, conduzindo-me para o coquetel e me apresentando a vários delegados presentes. Num clima de lembranças de fatos ocorridos nos anos 1960 e 1970 vou passar algum tempo no CPA/M-7. Uma viatura leva-me até em casa, mas me sinto contrariado pelo pouco caso à minha pessoa, na qualidade de presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dificilmente irei aceitar próximos pedidos de Unidades de GUARULHOS, pois já havia o antecedente de 25 de agosto e minha reclamação a respeito. Na entrega das medalhas em 5 de setembro tudo transcorreu na mais perfeita ordem, mas hoje as coisas não foram nada boas. Não é a primeira vez que somos considerados meros coadjuvantes, onde a Unidade se arvora como dona da medalha, erro banal e grosseiro. 

Há cerca de um mês, PETROS estava mais por baixo que time na zona de rebaixamento. Julgado por um encontrão no árbitro RAPHAEL CLAUS, no clássico contra o SANTOS, pegou 180 dias de suspensão, foi para o banco de reservas - mesmo com um efeito suspensivo que o permitia jogar - e recebeu muitas críticas. Mas o mundo, assim como uma bola, deu sua volta e, hoje, a redenção veio. À tarde, viu a pena cair para apenas três jogos. À noite, no ITAQUERÃO, contra o ATLÉTICO MINEIRO, foi titular e marcou o gol da vitória corintiana, por 1 a 0.
A situação só não ficou perfeita porque a pena ainda existe e o camisa 40 recebeu o terceiro cartão amarelo, que o tira por mais uma partida além das da pena imposta pelo STJD.
Durou pouco a alegria dos adversários do CRUZEIRO na briga pelo título do BRASILEIRO. Hoje, depois de sair perdendo para o BAHIA, a RAPOSA virou o jogo e venceu o time do Nordeste por 2 a 1, no MINEIRÃO.
Com o triunfo, o CRUZEIRO completou 12 partidas sem perder no Nacional - a última derrota foi em maio, para o CORINTHIANS - e chegou a 46 pontos, mantendo sete de vantagem para o vice-líder SÃO PAULO. Já o BAHIA permanece na lanterna, com 17 pontos.

O comandante da Unidade de Polícia Pacificadora - UPP - NOVA BRASÍLIA, no COMPLEXO DE FAVELA DO ALEMÃO, no RIO, o CAPITÃO PM UANDERSON MANOEL DA SILVA, de 34 anos, morreu nesta noite após ser baleado no peito durante um confronto na localidade conhecida como LARGO DA VIVI. O Batalhão de Operações Especiais fez buscas na região na tentativa de localizar os atiradores. O CAPITÃO PM UANDERSON estava há 11 anos na Polícia Militar. Ele comandava a UPP NOVA BRASÍLIA havia 3 meses. O oficial era casado e tinha uma filha.

A Polícia Civil encaminhou à Justiça dois inquéritos policiais contra CARLOS EDUARDO SUNDFELD NUNES, 29 anos, assassino confesso do cartunista GLAUCO VILAS BOAS e do filho dele, RAONI VILAS BOAS. CADU, como CARLOS EDUARDO é conhecido, foi indiciado pelo latrocínio de um estudante, tentativa de latrocínio contra um agente prisional, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Detido há dez dias, CADU continua preso no Núcleo de Custódia no Complexo Prisional de APARECIDA DE GOIÂNIA, na região metropolitana de GOIÂNIA. Ele estava em liberdade desde agosto de 2013.

Criminosos usaram um caminhão para derrubar parte do muro do Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de PEDRINHAS, em SÃO LUÍS (MA) e, assim, facilitar a fuga de detentos. Segundo as secretarias estaduais de Justiça e Administração Penitenciária e de Segurança Pública do Estado, 36 presos fugiram. Todos já foram identificados. O governo diz ter prendido DANRLEI REGO DA CONCEIÇÃO, de 19 anos, suspeito de ter participado do roubo do caminhão e de comandar a ação. O motorista do veículo, que foi feito refém, disse ter sido obrigado a bater no muro.

O presidente da CPI mista da PETROBRÁS, senador VITAL DO REGO, enviou hoje ao Supremo Tribunal Federal um ofício pedindo que a Corte providencie o deslocamento do ex-diretor da estatal PAULO ROBERTO COSTA, na próxima quarta-feira para prestar depoimento. COSTA está preso na Superintendência da Polícia Federal no PARANÁ sob suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado mais de 10 bilhões de reais. Ex-responsável pelo setor de Refino e Abastecimento da petroleira, COSTA fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público e entregou os nomes de políticos envolvidos com o esquema de corrupção. Segundo ele, empreiteiras eram obrigadas a repassar 3% do valor recebido para pagar propina a governadores, pelo menos um ministro, deputados e senadores da base aliada do governo DILMA ROUSSEFF. Entre os beneficiários, segundo o depoimento, estariam a governadora ROSEANA SARNEY (MARANHÃO), e os ex-governadores SÉRGIO CABRAL (RIO) e EDUARDO CAMPOS (PERNAMBUCO); o ministro de MINAS E ENERGIAS, ÉDISON LOBÃO; os presidentes da Câmara, HENRIQUE EDUARDO ALVES e do Senado, RENAN CALHEIROS. Todos negam as acusações.

ISRAEL provavelmente cometeu crimes de guerra no conflito na FAIXA DE GAZA, disse hoje a ONG HUMAN RIGHTS WATCH, um dia depois de o Exército Israelense anunciar a abertura de investigações criminais internas sobre ações das forças militares. O conflito de 50 dias em GAZA entre os militantes liderados pelo HAMAS terminou em 25 de agosto, após a morte de 2.140 palestinos, a maioria civis, e 73 israelenses, sendo 67 soldados. Em comunicado, a ONG diz que ISRAEL causou a morte de "inúmeros civis em violação das leis da guerra" em três casos examinados: dois bombardeios contra duas escolas das NAÇÕES UNIDAS e o disparo de um míssil contra uma terceira escola em RAFAH. Os ataques provocaram 45 mortes, incluindo a de 17 crianças. Os palestinos ameaçaram apresentar queixa contra ISRAEL no Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra.

O grupo FRENTE NUSRA, apoiado pela AL QAEDA, libertou, hoje, 45 soldados das forças de paz da ONU, que tinham sido capturados em 28 de agosto nas COLINAS DE GOLÃ, na SÍRIA. "Todos os 45 soldados estão em boas condições e voltarão a CAMP FOAR para atendimento médico", disse um comunicado da ONU.
Segundo um porta-voz militar de ISRAEL, os soldados já tinham entrado nesta tarde no território sírio das COLINAS DE GOLÃ, sob ocupação israelense. "Nós abrimos a fronteira e eles entraram", disse, sem dar detalhes. Na quarta-feira, ontem, o grupo postou um vídeo na internet no qual os reféns, procedentes de FIJI, no PACÍFICO SUL, diziam que seriam libertados em breve. Uma fonte da ONU disse à Agência REUTERS que os militantes tinham insistido em divulgar o vídeo como condição para a libertação dos soldados da força de paz.
A guerra civil na SÍRIA já dura três anos. No mês passado, o território sírio do GOLÃ, ocupados por ISRAEL, foi invadido por combatentes islâmicos em um ponto de passagem na linha que separa israelenses de sírios desde a guerra de 1973.
Os soldados sequestrados, chamados de capacetes azuis, são integrantes da Força das Nações Unidas de Observação da Separação), responsável por cuidar da linha de armistício entre ISRAEL e SÍRIA nas COLINAS DE GOLÃ. O sequestro foi precedido por combates entre o Exército sírio e vários grupos rebeldes perto de QUNEITRA, na zona de separação demilitada em 1974 entre ISRAEL e SÍRIA. A UNDOF tem 1.223 soldados de FIJI, ÍNDIA, IRLANDA, NEPAL, HOLANDA e FILIPINAS, segundo a emissora AL JAZEERA.        

2 015     :      -    SEXTA-FEIRA
Acordo no Hotel de Trânsito do Exército, em CAMPO GRANDE, quando já passam das 7 horas. Logo em seguida toca o telefone para informar que o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO encontra-se à minha espera na portaria. Ainda tomamos um café no hotel de trânsito e vamos para a 30ª CSM, que fica defronte. É só atravessar a Rua AFONSO PENA que atingimos o quartel. Ali, sou recepcionado pelo TENENTE-CORONEL LUCIANO DE SOUZA CRUZ e seus oficiais. O SARGENTO IVO também se encontra e me socorre quando lhe peço um remédio para suavizar a dor de dente que estou sentindo.
O TENENTE-CORONEL CRUZ mostra um álbum interessantíssimo que sua senhora lhe presenteou. Colecionador de uniformes da segunda guerra mundial, sua esposa lhe fez uma surpresa. Ele aparece no álbum com fardas de outros países envolvidos no conflito: ESTADOS UNIDOS, RÚSSIA, ALEMANHA.
AGOSTINHO GONÇALVES DA MOTA, nosso conhecido desde o ano passado, logo comparece para o evento de logo mais. A 30ª CSM recebe as personalidades selecionadas para o recebimento das medalhas da FEB e da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (MEDALHA CONSTITUCIONALISTA).
Patente
Nome
Cel QOPM
Edilson  Osnei Nazareth Duarte
Cel
Luciano de Souza Cruz
Ten Cel
Hebert Crespo Paes
1º Ten
Sebastião Antonio Contes
1º Ten
Genival Silva dos Santos
1º Ten
Joselito Varela da Silva
2º Ten
Waldemir da Silva Fernades
2º Ten
Waldeck de Oliveira e Sousa
ST
Antonio Aldenísio Pereira Barbosa
ST
José Vanderlei Martins de Lima
ST
José de Arimatéia de Oliveira Reis
ST
José Umilses Costa Rodrigues
2º Sgt
Ivo Gonçalves
Cap
Antonio Carlos de Sant' Anna Corrêa
ST
Antonio Carlos Couto Ceciliano
Sr
Alexandre Luis Gerhardt
Terminada a cerimônia de entrega das Medalhas vamos permanecer durante um bom tempo na 30ª CSM conversando com os homenageados e familiares. Mais tarde vou almoçar com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO. Por volta das 13:45 horas o TENENTE-CORONEL CRUZ vai me levar ao aeroporto de CAMPO GRANDE. GEORGE somente embarcará às 21 horas.
Num voo pela AZUL, que deixa CAMPO GRANDE às 15:30 horas, regresso a GUARULHOS. Faço uma viagem tranquila, mas, ao chegar em GUARULHOS, vou encontrar um tempo muito ruim. A VIA DUTRA está congestionada e demora muito para o táxi que tomei chegue até minha casa.
Agora é tempo de descanso de tudo que aconteceu. Pouca coisa assisto na televisão e mesmo as mensagens pela internet ficam para amanhã.

     Numa manobra escapista, na qual tenta salvar sua própria pele, a Presidente Dilma Rousseff estaria disposta a “sacrificar” Edinho Silva, Mercadante e Jaques Wagner do seu quadro de Ministros. Deslocaria José Eduardo Cardoso da Justiça para o Ministério da Defesa, para tentar debelar “o fogo dos quartéis“; estaria à procura de um novo “Tancredo Neves” e esse nome pode ser Pedro Simon para chefiar a Casa Civil, que assumiria a figura de “um primeiro-ministro” na vaga de Mercadante que iria para a Defesa – seu pai é General da Reserva -; Wagner assumiria a função de Ministro de Assuntos Institucionais e Edinho Silva ficaria na estrada, à mercê de um camburão da Polícia Federal, demonstrando DESAPEGO para com os aloprados…
Na Justiça, Dilma sonha todos os dias com o ex-Ministro do STF, Cezar Peluso.
Mesmo sendo editado há exatos 3 mil kms de Brasília, o Cristalvox possui excelentes fontes nos arredores da “copacabana”.
Quem viver, verá!
O furo é da Época. Segundo a revista, a Polícia Federal pediu autorização ao STF para ouvir Lula no inquérito que investiga políticos na operação Lava Jato. A solicitação foi feita por um delegado de Brasília. “A presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em curso na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo“, diz o documento assinado por Josélio Sousa.

Neste 11 de setembro, enquanto estou envolvido com a solenidade de CAMPO GRANDE, está ocorrendo a entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA em SÃO PAULO. 

“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

Evento do Dia 11 de SETEMBRO de 2015 – 19:30h
Local: Câmara Municipal São Paulo
Vd Jacareí nº 100 – 8º andar - Capital / SP
 

Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao “83º Ano da Juventude Constitucionalista”
 
 





ABFIP ONU e Núcleos MMDC IBIRAPUERA e MMDC LESTE
Lista por Tipo de Medalhas, e Etapas de Entregas
1ª ETAPA:
Ocorrências de Destaque:
1. Ocorrência de Prisão de Quadrilha de Trafico de Entorpecentes com Apreensão de 37 Kg de Drogas
Medalhas:Cinquentenário e Jubileu de Prata da ABFIP ONU
NOME
FUNÇÃO
Medalha
1
3º Sgt PM Anderson da Silva Gimenes
29º BPM/M – 2ª Cia
Cinquentenário ABFIP ONU
2
Cb PM Julio Cesar Dias de Oliveira
29º BPM/M – 2ª Cia
Cinquentenario ABFIP ONU
3
Cb PM Luis Carlos Lopes
29º BPM/M – 2ª Cia
Jubileu de Prata
Data: 19AGO15 -14:15h
Local: Rua Beira Rio – Chácara 3 Meninas – Jd Helena/SP
Oc ao 22º DP de Flagrante de Prisão de Quadrilha de Tráfico de Entorpecentes com 37 Kg de Drogas. No local, ao abordarem indivíduos em atitude suspeita, ao “garimparem a ocorrência” acabaram por chegar no local de distribuição da droga, e prender a Quadrilha com 37 Kg de Drogas como vemos nas imagens...
Parabéns a Eq do CGP II da 2ª Cia do 29º BPMM !
*   *   *
2. Ocorrência de Prisão de Quadrilha de Roubo de Comércios que na Fuga Atropelaram um GCM que interveio no Roubo
Medalha: Valor Constitucionalista Esplendor de São Miguel
NOME
FUNÇÃO
1
1º Sgt PM Paulo Vitor Scigliano – RE 952388-0
Eq FT do 5º. BPM/M
2
Cb PM Anderson Teixeira – RE 103732-3
Eq FT do 5º. BPM/M
3
Sd PM Rafael Campos Neves – RE 134190-1
Eq FT do 5º. BPM/M
Data: 15AGO15 -18:40h
Local: Rua Cel Guilherme Rocha, 403 – Jd Andaraí
Oc ao 73º DP de Flagrante de Prisão de Quadrilha de Roubo a Comércios por 3 Indv armados, que foram abordados num carro Celta roubado, e, após conversa com os criminosos, estes confessaram que haviam roubado o veículo, e, antes tinham também roubado um Comércio no centro de Guarulhos, e na fuga, atropelaram um GCM que tentou prendê-los. O GCM passa bem, entretanto a Quadrilha foi presa em Flagrante pelo roubo do carro e do Comércio, sendo recuperados dos os produtos do roubo. Parabéns a Eq de FT do 5º BPMM !
3. Ocorrência de Prisão de Homicída
Medalha: Heróis de 32 do mmdc Ibirapuera
NOME
FUNÇÃO
1
2° Sgt. PM Alexandre de Oliveira Tozzo
Eq FT do 18º. BPM/M
2
CB. PM Claudinei Roberto Viera
Eq FT do 18º. BPM/M
3
CB. PM Junior Alecsander Sampaio
Eq FT do 18º. BPM/M
Data: 28FEV15 - 21h40min
Local: Rua Joviniano de Oliveira nº69
Oc ao 72º DP de Flagrante de Prisão do Homicida que matou seu enteado, e voltou ao local “para terminar o serviço”; a Arma do crime foi apreendida , e o criminoso que era periculoso com várias passagens no sistema prisional (já havia ficado preso por 20 anos) por cometimento de muitos outros crimes voltou para a cadeia.
Parabéns a Eq de FT do 18º BPMM !


4. Ocorrência de Prisão em Flagrante de Quadrilha de Roubo
Medalha: Heróis de 32 do mmdc Ibirapuera
NOME
FUNÇÃO
1
Cb PM Osmar Gomes Ferreira
2 cia 23 bpmm
2
Sd PM Daniel Pereira Ramo
2 cia 23 bpmm
Data: 05MAR15 - 15h40min
Local: Rua João Cachoeira nº 464 – Itaim Bibi
Ocorrência 15º DP, de Prisão em Flagrante de Quadrilha de 3 Indv Armados de Roubo de Comércios, que instantes antes havia roubado um establcmtº coml. Como produtos de jóis, celulares, dinheiro e dólares. Ao se deparar com os indivíduos que estavam num veículo GM Astra, este foi interceptado, abordado e toda a quadrilha presa, e todos os objetos roubados recuperado, ficando todos os delinquentes presos à disposição da Justiça. Parabéns a Eq dos Patrulheiros da 2ª Cia do 23º BPMM !


5. Ocorrência de Prisão em Flagrante de ____________________________
è vai passar vídeo (Cidade Alerta)
Medalha: Heróis de 32 do mmdc Ibirapuera
NOME
FUNÇÃO
1
CB PM Renato Ribeiro de Souza
3 cia 37 BPMM
2
Sd PM Reginaldo Samuel de Campos Schimidt
3 cia 37 BPMM
Data: ___/___/15 – Horário: ___:___
Local: ____________________________________
Ocorrência ao______ DP, de Prisão em Flagrante de ___________________________________________________________
Parabéns a Eq dos Patrulheiros da 3ª Cia do 37º BPMM !

*   *   *

2ª ETAPA:
Medalha:GRÃ CRUZ – HERÓIS DE 32 do mmdc Ibirapuera
NOME
FUNÇÃO
1
Exmo. Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Cmt do 4º COMAR
2
Dr. Eliezer Pereira Martins
Pres Pereira Martins Advogados

Medalha:GRÃ CRUZ e GRÃO COLAR OFICIAL PAZ– ABFIP ONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel. PM Rogério Bernardes Duarte
Cmt do Corpo de Bombeiros
2
Dr. Mauricio Kirilos
Dir da SOAPE
3
Sra. Adenéia Carvalho Santana
Mantenedora Colégio Tobias Aguiar
4
Sra. Adenéia Carvalho Santana à Título de Consuleza
Mantenedora Colégio Tobias Aguiar
5
Dr. Amauri Jacintho Baragatti

6
Oba Dr. José Mendes Ferreira Gelejú Adélabú III


Medalha:COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Sérgio Ricardo Morretti
Cmt CPA M 2
2
Dr Bruno Apolônio
Presidente da Real Proteção
3
Cap PM Anésio Viana Andrade
CPC

*   *   *
3ª ETAPA:
Medalha: Heróis de 32 do mmdc Ibirapuera
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Wagner Bertolini Junior
Comandante do CBM
2
Ten Cel PM Marcelo da Silva Pignatari
Ch APMTCE
3
Ten Cel PM Willian Evaristo Wenceslau
Cmt 12º BPMM
4
Ten Cel PM Luis Roberto de Oliveira Vicente
Cmt do 17º BPM I
5
Ten PM Dulcineia Lopes Oliveira
Cmt 23º PBMM
6
Maj PM Samuel Dias de Oliveira
Sub Cmt do 23º BPMM
7
Cap. PM Laerte Mauro Bezerra de Resende
Cmt da 1ª Cia do 12º BPMM
8
2°sgt PM Gaspar dos Santos Neto
Ass Parlam Vereador Abou Anni
9
CB. PM. Edson Menezes
1ª Cia do 12 BPMM
10
Sd PM Jorge Luis Alves da Silva Costa
CPTran
11
Fernando Balazs
Empresário
12
Dr. Miguel Alves de Souza


*   *   *
4ª ETAPA:
Medalha:OFICIAL DA PAZ - ABFIP ONU
NOME
FUNÇÃO
1
Álvaro Salgueiro Filho


Medalha:GRAU CAVALEIRO - ABFIP ONU
NOME
FUNÇÃO
1
Comendador Calos Alberto Rohr


Medalha: Tiradentes - ABFIP ONU
NOME
FUNÇÃO
1
Ten Cel PM Carlos Henrique Martins Navarro

2
Sgt PM José Ferreira

3
Sra. Tizuko Hassegawa Mikan

4
Sr. Claudionor Corrêa Leão

5
Cap PM Alessandra Pontes Dabague

6
Dr. José Carlos Rodrigues Pereira do Vale

7
Dr. Paulo Esteves

8
Sgt PM Paulo Castilho Glade

9
Cap PM Eliezer Trindade Dos Santos Jr.


*   *   *
5ª ETAPA:
Medalha: Cinquentenário - ABFIP ONU
NOME
FUNÇÃO
1
1º Sgt PM Donizete Antonio Mariano

2
1º Sgt PM Ricardo Alexandre de Paula

3
2º Sgt PM Paula Vanessa dos Santos

4
Sgt PM Ronaldo Dos Santos

5
Sgt PM Claudio Cassio Nalessio

6
Cb PM Andrey Guedes Medeiros

7
Cb PM Lacam Castro Mendes

8
Cb PM Patricia Bordim

9
Sr. William Teotonio Caires Alves

10
Sd PM Rubens de Freitas Santos Jr.

11
Sr. Hernesto Max Frey

12
Comendadora Sônia Regina Fernandes Afonso

13
Comendador Marcelo Tavernezi Rodrigues

14
Dr. Daniel Oliveira Matos


Medalha: Jubileu de Prata - ABFIP ONU
NOME
FUNÇÃO
1
Ten PM André de Moraes Wingerter

2
Sgt PM Adriano Gomes da Silva

3
Sgt PM Wagner Pimentel Barbosa

4
Cb PM Daniel Vanderlei da Silva

5
Sra. Maria Okabe


Um soldado da Polícia Militar foi encontrado morto dentro de um porta-malas de um veículo em chamas no GRAJAÚ, zona sul de SÃO PAULO, ontem à noite. O corpo do PM tinha marcas de tiro e suas pernas estavam quebradas. O DHPP investiga a morte do agente. Ainda não se sabe se ele foi vítima de latrocínio ou execução.

A Justiça decretou a prisão preventiva da mãe e do padrasto do garoto EZRA LIAM JOSHUA FINCK, de 7 anos, encontrado morto em um freezer, no dia 4 de setembro, no centro. Segundo a polícia, o casal fugiu para a TANZÂNIA, terra da mãe da criança, em 3 de setembro, um dia antes de a PM achar o corpo. Câmeras do Aeroporto de GUARULHOS flagraram a família antes do embarque. EZRA foi retirado da casa após sofrer agressão e ficou sete meses em um abrigo. Entretanto, em janeiro foi devolvido ao casal.

Cinco policiais militares foram presos hoje suspeitos de executar um homem no BUTANTÃ, zona oeste. A vítima teria praticado um assalto na região. Câmeras de segurança mostram os policiais cercando o homem. Depois o revistarem e algemarem, atiraram no rapaz. O crime ocorreu por volta das 14 horas da última segunda-feira, dia 7 de setembro. O outro envolvido no assalto também foi morto por policiais em uma suposta troca de tiros.

A Secretaria de Segurança Pública oficializou, hoje, a saída da delegada ELAINE MARIA BIASOLI, do comando da 5ª Delegacia Seccional de São Paulo (zona leste). A policial apareceu em um vídeo gravado dentro da delegacia sambando com um copo de cerveja na mão. Na gravação é possível ouvir a música alta dentro do local de trabalho dos policiais. Um grupo de pagode foi contratado para tocar no prédio público.
Há ainda outra mulher e dois homens dançando. Outras pessoas se olham sentadas em cadeiras. ELAINE sensualiza com o policial que também parece ser um delegado.
A destituição do cargo foi publicada no Diário Oficial do Estado. A vaga será assumida pelo delegado ARMANDO DE OLIVEIRA COSTA FILHO. A festa aconteceu em março. À época, a Corregedoria da Polícia Civil chegou a abrir uma investigação sobre o caso, mas arquivou o processo e ninguém foi punido. Agora, menos de uma semana após a festa ter sido divulgada na imprensa, a delegada acabou afastada pelo secretário ALEXANDRE DE MORAES. Na quarta-feira, o próprio MORAES tinha dito que não caberia punição à policial porque não era possível saber se a confraternização aconteceu no horário de serviço ou de abertura da delegacia ao público.

O ex-sargento do Exército ADEMIR LUÍS RONDOM, de 44 anos, foi preso em flagrante ontem à tarde, em CAMPINAS, suspeito de liderar e treinar com táticas militares uma quadrilha especializada em roubo a carros-fortes. Outros três homens também acabaram atrás das grades. Segundo a polícia, o bando estava em uma casa e se preparava para roubar um desses veículos blindados em VINHEDO, também no interior. Eles também usavam um haras e um pesqueiro para os encontros.
No local, os agentes do DEIC prenderam, ainda, ADELMO LUÍS RONDOM, 43, irmão do ex-militar; DANILO DA SILVA ARAÚJO, 28, e JOSIMAR DE JESUS SANTOS, 30.
A quadrilha usava um fuzil ponto 50, com capacidade para derrubar helicóptero e furar a blindagem de carros-fortes. Na ação, era usado um veículo com dois buracos camuflados no vidro traseiro e por ali eles faziam os disparos. Segundo vigilantes, os criminosos eram violentos e já chegavam atirando. Eles são suspeitos de praticarem pelo menos sete roubos que acabaram com vítimas mortas.
Segundo a polícia, o ex-sargento foi expulso do Exército há dez anos após ser flagrado em roubos. Ele disse ter comprado as armas no PARAGUAI.

O bando liderado pelo ex-militar foi responsável por participar de um roubo entre MOCOCA e CAJURU, no interior, em agosto deste ano. Na ação, eles mataram um vigilante e, na fuga, interceptaram a tiros dois veículos que faziam o transporte de 37 detentos e os libertaram. Apenas nesta ocorrência os ladrões conseguiram levar quase 8 milhões de reais. Eles também podem ser responsáveis pela morte de um caminhoneiro em junho, em ITAQUAQUECETUBA, na GRANDE SÃO PAULO, após a vítima não parar o veículo que estaria atravessado na pista.
No final de 2014 eles também podem ter sidos os responsáveis pela morte de um PM, em AGUAÍ, no interior. Os agentes vão investigar se eles também foram responsáveis por roubar e matar vigilantes no estado de GOIÁS.
"Eles eram violentos, cometeram vários roubos, latrocínios e utilizavam um forte armamento da ALEMANHA e ESTADOS UNIDOS. Não é possível permitir que essas armas entrem pelas fronteiras", disse o secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, criticando indiretamente o governo federal, responsável pela segurança delas.

A final feminina do US OPEN será italiana. Quando todos esperavam por uma decisão entre a americana SERENA WILLIAMS e a romena SIMONA HALEP, as "zebras" FLÁVIA PENNETTA e ROBERTA VINCI surpreenderam. PENNETTA, 26ª do ranking, bateu a vice-líder HALEP por 6/1 e 6/3. Já VINCI, 43ª do mundo, derrotou a favorita SERENA por 2/6, 6/4 e 6/4. A número 1 buscava o quarto título do GRAND SLAM em 2015.

Um forte temporal atingiu o município de PANORAMA, no interior paulista, ontem. A chuva causou estragos em pelo menos três bairros. Muros e árvores foram derrubados por intensas rajadas de vento, que chegaram a virar um caminhão. Desde o início da semana, a região está sendo castigada pelas chuvas. Até o momento, quatro municípios decretaram estado de emergência. Um vídeo, divulgado na internet, mostra a intensidade da chuva. Em poucos segundos, o telhado e o jardim de uma casa são destruídos pela força dos ventos. Uma pessoa ficou soterrada quando uma árvore destruiu parcialmente uma casa.

Parentes das quase 3 mil pessoas mortas nos ataques de 11 de setembro de 2001 se juntaram hoje em NOVA YORK, PENSILVÂNIA e WASHINGTON para marcar os 14 anos dos ataques com aviões sequestrados por militantes da AL-QAEDA. Na cerimônia em NOVA YORK, os nomes dos mortos foram lidos em voz alta no local onde as torres gêmeas do WORLD TRADE CENTER desmoronaram. Em WASHINGTON, o presidente BARACK OBAMA participou de um minuto de silêncio na CASA BRANCA.

A cinegrafista húngara PETRA LASZLO, que chutou e derrubou refugiados quando fugiam da polícia nesta semana, disse que está arrependida de suas ações e agiu em momento de pânico. A profissional foi demitida na terça-feira de um canal de notícias NITV depois que vídeos de suas ações se espalharam na mídia e na internet. As imagens mostram PETRA chutando uma menina e fazendo tropeçar um homem que carregava uma criança no colo, num momento em que centenas de refugiados sírios fugiam na fronteira com a SÉRVIA.
"Sinceramente, eu me arrependo do que aconteceu...Estou praticamente em choque com o que fiz, e o que foi feito comigo", escreveu PETRA em carta publicada no site do jornal "MAGYAR NEMZET". Ela disse ter entrado em pânico quando centenas de imigrantes começaram a correr em sua direção e quis se proteger. "Não sou uma racista sem coração que chutaria crianças... sou uma mulher, uma mãe com filhos pequenos, que depois perdeu o emprego e tomou uma má decisão em pânico", acrescentou.

Pelo menos 87 pessoas morreram e 201 ficaram feridas, hoje, depois que um guindaste caiu na GRANDE MESQUITA, em MECA, informaram autoridades da ARÁBIA SAUDITA. Segundo a Defesa Civil, o colapso foi causado por uma tempestade com ventos muito fortes.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostravam peregrinos em roupas ensanguentadas e parte do equipamento que desabou sobre a estrutura. O acidente ocorre a apenas semanas da peregrinação anual muçulmana do HAJJ, quando centenas de milhares de pessoas são esperadas em MECA, considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica. A GRANDE MESQUITA passava por obras de ampliação desde o ano passado, no intuito de aumentar a estrutura para 400 mil metros quadrados, podendo acomodar até 2,2 milhões de pessoas. Diante disso, o local estava cercado por guindastes. Os serviços de segurança muitas vezes isolam a cidade sagrada com pontos de verificação e adotam outras medidas para impedir que pessoas compareçam para o ritual sem autorização, o que vem sendo intensificado nos últimos anos em reação ao aumento das ameaças à segurança em todo o ORIENTE MÉDIO.
As autoridades sauditas se preparam todos os anos para receber os milhões de muçulmanos que vão a MECA para a peregrinação sagrada, expandindo os locais que recebem os muçulmanos e melhorando o sistema de transporte. No entanto essa não é a primeira vez que é registrado um acidente sério no encontro religioso.

2 016      :     -       DOMINGO
Lendo minhas memórias, vou relembrar das cenas pavorosas do 11 de setembro de 2001. São transcorridos quinze anos, mas essa tragédia jamais será esquecida.
Descanso neste domingo e, no computador, atualizo os dias que estão em atraso nas minhas memórias. O computador apresenta certos defeitos que não ajudam na cópia de trechos, hábito que tenho em separar os históricos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Isso é deixado de lado a fim de não prejudicar o trabalho de digitação. 

RENATO não tem vocação para o protagonismo. Na verdade, até prefere ser mais uma peça na engrenagem alvinegra. Mas há dias em que ele tem de assumir o papel que o transformou em herói junto à torcida santista. Hoje, o PEIXE precisou dele contra o CORINTHIANS. E, pela segunda vez neste BRASILEIRÃO, o expediente volante não decepcionou.
Com um gol aos 39 minutos do segundo tempo, o jogador deu ao SANTOS a vitória por 2 a 1, de virada, e recolocou o time na briga contra o próprio TIMÃO por uma vaga no G4 – em quinto lugar, com 39 pontos, a equipe praiana está a apenas um do seu rival, quarto na tabela.
Desde que voltou ao SÃO PAULO, há um mês, RICARDO GOMES enfrentou uma série de problemas: pressão da torcida, invasão ao CT, maus resultados e uma aproximação à zona de rebaixamento. Nesta manhã, porém, o treinador conheceu sua primeira vitória no comando do TRICOLOR e pôde, enfim, ter um domingo de paz.
Em casa, apoiado por um público de quase 30 mil pessoas, o SÃO PAULO dominou todo o confronto com o FIGUEIRENSE. Jogou bem, explorou as jogadas pelos lados do campo e, no fim, o triunfo, por 3 a 1, representou um alívio e tanto.
Diante do resultado positivo, o TRICOLOR chega a 31 pontos, se distancia um pouco da zona da degola e, mais do que isso, conquista um pouco mais de moral de olho no próximo compromisso: quinta, contra o CRUZEIRO, novamente no MORUMBI.
Não ganhou, mas não perdeu. O empate sem gols do PALMEIRAS com o GRÊMIO, em PORTO ALEGRE, nesta noite, foi comemorado pelo ALVIVERDE. Além de manter dez pontos de vantagem para um rival direto pelo título brasileiro, o VERDÃO deverá ter time completo para jogar a segunda decisão seguida, quarta-feira, contra o FLAMENGO, no ALLIANZ PARQUE.
Com 47 pontos, os paulistas veem justamente o RUBRO-NEGRO na cola, um ponto atrás. Agora, o embate será direto pela liderança da competição.
SPORT e SANTA CRUZ protagonizaram hoje um clássico memorável na ILHA DO RETIRO. Oito gols, três cartões amarelos, dois vermelhos e duas viradas no placar. Melhor para o LEÃO, que venceu por 5 a 3, se distanciou da zona de rebaixamento e ainda afundou o rival na vice-lanterna do BRASILEIRÃO.
Quem também venceu e pôde se afastar da zona da degola foi a CHAPECOENSE. Em casa, os catarinenses derrotaram o CORITIBA, por 1 a 0 com gol de KEMPES. Resultado similar teve o BOTAFOGO, que venceu o CRUZEIRO, em pleno MINEIRÃO, por 2 a 0, e agora está a apenas cinco pontos do G4.
Jogando em casa, o ATLÉTICO-PR saiu perdendo do INTERNACIONAL logo no primeiro minuto de jogo, mas teve força para se recuperar e conquistar a vitória, de virada, por 2 a 1. Por fim, a PONTE PRETA empatou com o AMÉRICA MINEIRO, em 1 a 1.

Tenista número 3 do mundo, o suíço STAN WAWRINKA conquistou hoje o ABERTO DOS EUA, o terceiro GRAND SLAM de sua carreira. Depois de mais de três horas de duelo com o sérvio NOVAK DJOKOVIC, ele venceu ao aplicar 3 sets a 1. Para superar o rival, WAWRINKA precisou de paciência e contou com as fortes dores musculares sentidas por DJOKO. Agora, o europeu poderá colocar o troféu ao lado das conquistas do ABERTO DA AUSTRÁLIA, em 2014, e do torneio de ROLAND GARROS, obtida no ano passado.

Pelo segundo dia consecutivo, o brasileiro PETRÚCIO FERREIRA se garantiu na condição de homem mais rápido do mundo nos 100 m classe T47 do atletismo paraolímpico. Hoje, o paraibano de 19 anos venceu a final da prova nos JOGOS DO RIO com o tempo de 10s57, novo recorde mundial da distância. Na eliminatória, um dia antes, já havia batido o recorde com o tempo de 10s67.
Na comemoração, PETRÚCIO imitou o gesto do raio, eternizado pelo jamaicano USAIN BOLT. Alegria dupla para o velocista por seu desempenho na pista e também para a torcida, que viu outro representante nacional cruzar a linha de chegada na terceira colocação. YOHANSSON NASCIMENTO ficou com o bronze. Ele fechou a corrida praticamente junto do polonês MICHAL DERUS, que levou a prata após análise no photofinish.
DANIEL DIAS segue com tudo para se tornar o maior medalhista paraolímpico da história da natação. Hoje, o brasileiro acrescentou mais um podia à sua coleção – o 19º de sua carreira. Em uma prova emocionante, ficou com a medalha de prata nos 100 m peito SB4. Mas foi por muito pouco que ele não tirou o ouro das mãos do chinês JUNSHENG LI.

Dois de dezembro de 2015. Horas depois de os três deputados do PT no Conselho de Ética da Câmara anunciarem a votação pela continuidade do processo contra EDUARDO CUNHA, o então presidente da Casa aceita a denúncia do impeachment contra, à época, presidente da República, DILMA ROUSSEFF.
Naquele momento, CUNHA, então todo poderoso do Congresso, decidia pelo enfrentamento direto com o Palácio do Planalto. A primeira parte da história todos sabemos como terminou: DILMA foi impedida de continuar à frente do país e foi embora de BRASÍLIA pela porta dos fundos.
Amanhã, a segunda parte será escrita: nove meses após assumir o papel de algoz da ex-presidente, CUNHA pode ter o mesmo destino que DILMA: ficar sem mandato. E, pior, sem foro privilegiado, o que o faria ser julgado pelos diversos crimes de que é acusado pelo juiz SÉRGIO MORO, responsável pela OPERAÇÃO LAVA JATO na primeira instância da Justiça Federal.
A ascensão e queda de CUNHA aconteceram na velocidade que talvez só a política aceite. Após ser eleito para o terceiro cargo na hierarquia do país a contragosto do governo DILMA, em fevereiro de 2015, foi afastado de todas as suas funções parlamentares, inclusive da presidência da Câmara, em maio de 2016, pelo Supremo Tribunal Federal, acusado de atrapalhar as investigações do processo que hoje, finalmente, pode culminar com a cassação do seu mandato. Ele é acusado de mentir aos colegas de ter dinheiro guardado no exterior.
O político que falava grosso de que a renúncia não fazia parte do seu vocabulário, o fez, chorando, em julho com o objetivo de tentar, fora da Presidência da Câmara, alguma clemência dos seus pares.
Sabedor como poucos de como fazer a articulação política na Casa para deixar os deputados a seus pés, inclusive financiando a campanha de muitos, viu seus aliados sumirem a cada revelação da LAVA JATO. E conforme aumentava o montante recebido de propina do esquema que roubou da PETROBRÁS.
Réu em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal, CUNHA tentou que a própria Corte que o alvejou salve sua pele. O último pedido, feito na semana passada, foi para permitir que o plenário possa lhe dar uma sanção menor do que a cassação do mandato. Um afastamento de seis meses estaria de bom tamanho pelo “crime” cometido.
Sem mandato e, consequentemente, sem foro privilegiado, o maior medo de EDUARDO CUNHA é ser preso pelo juiz SÉRGIO MORO, da Justiça Federal do PARANÁ. A mulher de CUNHA, CLÁUDIA CRUZ, já é ré na primeira instância do Judiciário sob acusação de lavagem de dinheiro e evasão de divisas de valores que seriam provenientes de desvios na diretoria internacional da PETROBRÁS.
O procurador da República, DELTAN DALLAGNOL, afirmou na denúncia, aceita por MORO, que CLÁUDIA, ex-jornalista da TV GLOBO, usou parte do dinheiro roubado para comprar roupas, bolsas e sapatos de grife e de bancar viagens milionárias do casal para o Exterior.
Ao menos US$1,5 milhão teriam sido depositados em contas da mulher de CUNHA fora do país. Sem o cobertor sempre acolhedor do Supremo Tribunal Federal, CUNHA teme parar atrás das grades nas próximas semanas. Poucos acreditam que MORO deixaria passar em branco um pedido alegando que o peemedebista estaria atrapalhando as investigações ou tentando coagir testemunhas.

Caso isso aconteça, também é consenso que CUNHA vai abrir a boca em troca de não ficar na cadeia. Seu arsenal seria imenso e certamente vai atingir ex e atuais ministros e pelo menos um quinto da Câmara dos Deputados, acreditam os próprios aliados do parlamentar.     

Nenhum comentário: