domingo, 16 de outubro de 2016

12 DE OUTUBRO DE 2016 - QUARTA-FEIRA


NO DIA DAS CRIANÇAS - ABRAÇOS PARA MINHA BISNETA ANA CLARA, QUE NO PROXIMO DIA 15 COMMPLETARÁ DOIS MESES DE VIDA

DIA     D O Z E       DE     O U T U B R O     D E     2 016     -      QUARTA-FEIRA.
79 anos, 9 meses e 15 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
96º DIA DO ANO 67º
58 anos e 130 dias na PMESP
57 anos e 242 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 900 dias – 498 472 horas.
53 anos e 35 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 212 dias no Posto de Coronel – 342 meses e 30 dias.
5 anos e 97 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 963 dias CORONEL - 24  anos  e  303  dias  na  reserva.
11 057-662 424                         10 963-256 880                              10 698-250 472.

DIA DO BASQUETE
DIA DA CIRURGIA INFANTIL
DIA DO CÃO
DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO
(Em 12 de outubro de 1933, o presidente da República, GETÚLIO VARGAS, assinou o decreto que regulamentaria o exercício desta profissão que se confunde com a história da humanidade. Do extrativismo vegetal praticado na pré–história, o homem saltou para a decisão de produzir seu próprio alimento, tornando-se agricultor. A agricultura tornou-se uma atividade científica, sendo o principal ramo do ENGENHEIRO AGRÔNOMO).

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - DIA DA CRIANÇA.
A aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida se deu em outubro de 1717. Um certo Conde de Assumar, D. PEDRO DE ALMEIDA E PORTUGAL, acabara de tomar posse da capitania de São Paulo e ia a cavalo para as Minas Gerais. Por isso, seguiu viagem às margens do Rio PARAÍBA, até chegar numa pequena vila chamada GUARATINGUETÁ. Sabendo da visita  ilustre que receberia, a cidade se preparou para uma bela recepção. Como era dia de carne, as autoridades locais ordenaram que se trouxesse o maior número de peixes possível. Mas a época era ruim para pescaria e mesmo que todos os pescadores se empenhando em jogar suas redes, elas voltavam invariavelmente vazias. Três pescadores, DOMINGOS GARCIA, FELIPE PEDROSO e JOÃO ALVES, já estavam a ponto de desistir quando a rede trouxe algo. Uma imagem de barro sem a cabeça. Ao jogar novamente a rede, desta vez ela lhes trouxe a cabeça. Maravilhados com a descoberta, o maior milagre ainda estava por vir. Depois que pescaram  as  duas  partes  da  imagem, os peixes saltaram nas redes em quantidade milagrosa, lotando os barcos.

QUE EU LEMBRE SEMPRE QUE TODOS NÓS FAZEMOS PARTE DESTA MARAVILHOSA TEIA CHAMADA VIDA, CRIADA POR ALGUÉM BEM SUPERIOR A TODOS NÓS!!!
  
“FECHE A PORTA, MUDE O DISCO, LIMPE A CASA, SACUDA A POEIRA. DEIXE DE SER QUEM ERA, E SE TRANSFORME EM QUEM É. TORNA-TE UMA PESSOA MELHOR E ASSEGURA-TE DE QUE SABES BEM QUEM ÉS TU PRÓPRIO” (GLÓRIA HURTADO).

524 a. da DESCOBERTA DA AMÉRICA, em 12 de outubro de 1492. O navegador CRISTÓVÃO COLOMBO desembarca em SAN SALVADOR, nas BAHAMAS.
435 a. em que uma mulher, envolvida em debates fervorosos, foi publicamente chicoteada em LONDRES, servindo de exemplo às outras mulheres da cidade, no dia 12 de outubro de 1681. Os debates políticos tomaram as ruas e os pubs da INGLATERRA, que, em meio à REVOLUÇÃO PURITANA, dividia-se entre a Monarquia e o Parlamento, numa acirrada querela religiosa. No entanto, a luta armada era assunto de homem.
218 a. nasce D PEDRO II. Foi o quarto filho de D. JOÃO VI e D. CARLOTA JOAQUINA. Nasce em LISBOA, no Palácio de QUELUZ, a 12 de outubro de 1798, recebendo o nome de PEDRO DE ALCÂNTARA FRANCISCO ANTÔNIO JOÃO CARLOS XAVIER DE PAULA MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL SERAFIM DE BRAGANÇA E BOURBON. Falece no mesmo palácio, a 24 de setembro de 1834, tendo sido sepultado no PANTEÃO DE SÃO VICENTE DE FORA. Em 1972 seus restos mortais foram transladados, por ocasião das comemorações do Sesquicentenário da Independência do BRASIL e, hoje, descansam no MONUMENTO DO IPIRANGA, na cidade de SÃO PAULO. Foi o primeiro imperador do BRASIL, de 1822 a 1831, abdicando do trono para ir à EUROPA defender os direitos de sua filha D. MARIA DA GLÓRIA ao trono português, que havia sido usurpado por seu irmão D. MIGUEL. Guardou então para si o título de DUQUE DE BRAGANÇA. Casou em 1817 com D. MARIA LEOPOLDINA JOSEFA CAROLINA FRANCISCA FERNANDA BEATRIZ DE HABSBURG-LORENA, que nasceu a 22 de janeiro de 1797 em VIENA, na ÁUSTRIA, e faleceu no RIO DE JANEIRO, a 11 de dezembro de 1826, filha de FRANCISCO I e de D. MARIA TERESA, últimos imperadores do SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO e os primeiros da ÁUSTRIA. D. PEDRO I no BRASIL e IV em PORTUGAL, casou em segundas núpcias em 1829, com D. AMÉLIA DE BEAUHARNAIS, nascida em MILÃO em 31 de julho de 1812 e falecida em LISBOA, no Palácio das JANELAS VERDES, em 26 de janeiro de 1873, filha de EUGÊNIO DE BEAUHARNAIS – então vice-rei da ITÁLIA e filho do primeiro casamento de JOSEFINA, imperatriz dos franceses – e da princesa AUGUSTA AMÉLIA, filha de MAXIMIANO JOSÉ I, rei da BAVIERA. 
208 a. BANCO DO BRASIL, fundado em 12 de outubro de 1808. Foi o primeiro a ter ações na bolsa, a oferecer crédito agrícola e industrial, a criar o cheque especial, a unificar crédito e débito num só cartão, a investir em desenvolvimento regional sustentável e a oferecer atendimento aos brasileiros no exterior. A força da marca BANCO DO BRASIL é o resultado do empenho de uma equipe formada por funcionários, estagiários, contratados e adolescentes trabalhadores, um contingente de 100 mil brasileiros nesses seus duzentos anos, em 2008.
205 a. ARGENTINA reconhece a independência do PARAGUAI, em 12 de outubro de 1811.
204 a. nasce CÂNDIDO BORGES MONTEIRO, BARÃO DE ITAÚNA, no RIO DE JANEIRO, em 12 de outubro de 1812. Falece no RIO, em 25 de agosto de 1872. Formado em Medicina pela Faculdade do RIO DE JANEIRO, na turma de 1833. Doutor em Medicina. Lente substituto da seção de cirurgia e catedrático de operações e anatomia topográfica de sua Faculdade, em 1838. Vereador e residente da Câmara Municipal do RIO DE JANEIRO (1848/51). Deputado provincial no RIO DE JANEIRO (1850/52). Deputado Geral pelo RIO DE JANEIRO, entre 1853/56. Presidente da Província de SÃO PAULO (1868/69). Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1872. Foi agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de Conselheiro de Estado. Comendador das Ordens da ROSA e de CRISTO. Médico do PAÇO tendo acompanhado em viagem à EUROPA o Imperador D PEDRO II e a Imperatriz D. THEREZA CHRISTINA, de quem era médico particular. Foi o maior cirurgião brasileiro de sua época, Faleceu como Ministro de Estado tendo, como último ato, autorizado a construção do cabo submarino ligando o BRASIL à EUROPA.
206 a. da OKTOBERFEST. Teve origem em 12 de outubro de 1810 com o casamento do rei LUÍS I com a princesa TEREZA, da SAXÔNIA. Em 1840, a festa em MUNIQUE (ALEMANHA) passou a ter barracas para venda de comidas típicas. A cerveja só começou a ser vendida em 1918, por ser antes proibida. No BRASIL, a primeira “FESTA DA CERVEJA” aconteceu em 1978, em ITAPIRANGA (SANTA CATARINA), com um grupo de imigrantes alemães. Em BLUMENAU, surgiu em 1984 com objetivo de levantar fundos para a recuperação da cidade, abalada por enchentes. Acabou fazendo parte do calendário de eventos nacional e a segunda maior “FESTA DA CERVEJA” do mundo, perdendo apenas para a de MUNIQUE. Como BLUMENAU, outras cidades de SANTA CATARINA passaram a realizar festejos em outubro.   
203 a. PARAGUAI se constitui em república independente, rompendo definitivamente com ESPANHA e ARGENTINA, em 12 de outubro de 1813.
191 a. na batalha de SARANDI, no URUGUAI, vitória dos uruguaios sobre os brasileiros, em 12 de outubro de 1825. As tropas brasileiras eram comandadas por BENTO MANOEL e as tropas uruguaias sob as ordens de JUAN ANTÔNIO LAVALLEJA. O encontro, durante a chamada GUERRA DA CISPLATINA (1825-1828) acabou sendo desastroso para o Exército Imperial brasileiro.
121 a. do OBELISCO DO LARGO DA MEMÓRIA, inaugurado em 12 de outubro de 1895. A obra foi erguida em homenagem ao governo provisório da então Província de SÃO PAULO, formado pelo ouvidor NUNO LOSSO, bispo MATEUS DE ABREU PEREIRA e intendente da Marinha, JOSÉ DE OLIVEIRA PINTO. Para o arquiteto BENEDITO LIMA DE TOLEDO é a obra escultórica mais bonita de SÃO PAULO. “É toda feita em granito. A praça, em um terreno irregular, tem escadas em forma de cascata. A beleza se completa com azulejos que mostram como era o largo séculos atrás”. “Em uma das limpezas, usaram jato de areia no Obelisco e nas escadarias. Apagaram a inscrição original AO ZELO DO BEM PÚBLICO. ANNO 1814. Foi um crime”, disse o arquiteto.
Ponto de parada dos tropeiros que chegavam de SOROCABA, o LARGO DA MEMÓRIA, conhecido naquela época com LARGO DO PIQUES, era somente um barranco com vistas para o ANHANGABAÚ. Os viajantes vinham pela RUA DA CONSOLAÇÃO, atravessavam o riacho do ANHANGABAÚ e entravam pela QUIRINO DE ANDRADE. O nome PIQUES, segundo o arquiteto TOLEDO, foi em homenagem a uma família muito influente na região. Consagrou-se como espaço para hospedarias e armazéns. Também já serviu para mercado de escravos. Em 1808 foi construído o primeiro paredão do PIQUES em taipa de pilão e, seis anos depois, o engenheiro militar DANIEL PEDRO MÜLLER construiu o obelisco e a fonte. Em 1922, a mando do então presidente WASHINGTON LUÍS, para as comemorações do CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA, o largo foi reformado pelo arquiteto VICTOR DUBUGRAS e tomou a forma que tem hoje. Os azulejos pintados foram encomendados ao artista WASTH RODRIGUES, que, em 1920, ganhou o concurso para escolher uma forma figurativa de representar a cidade, um braço armado e a silhueta de um castelo.
Na década de 1970, o local voltou a ser notícia quando o METRÔ decidiu desapropriar alguns imóveis na LADEIRA DA MEMÓRIA e na QUIRINO DE ANDRADE, para a construção da LINHA LESTE-OESTE. Como ele já era tombado como um bem cultural, as obras do METRÔ sofreram ameaças de embargo. 
118 a. da fundação da ESCOLA LIVRE DE PHARMACIA DE SÃO PAULO, em 12 de outubro de 1898. Médicos ou membros da Sociedade Pharmacêutica Paulista davam aulas de graça – ou recebendo quantias simbólicas – até que o orçamento da instituição saísse do vermelho. A criação da escola estava prevista havia mais de 20 anos, mas foi graças a um grupo, liderado pelo médico fluminense BRÁULIO GOMES e o farmacêutico PEDRO BAPTISTA DE ANDRADE que a idéia se realizou, fazendo surgir o quarto curso de farmácia do País e o primeiro de SÃO PAULO. Logo apareceram novas demandas. O governo da Província delegou à escola a tarefa de submeter a exames aspirantes a dentistas e parteiras “enquanto não existissem no Estado cursos especiais de arte dentária e de partos”. Em 1902, a instituição chamou para si a tarefa de formar esses profissionais, tornando-se Escola de Pharmácia, Odontologia e Obstetrícia. As duas novas carreiras se desmembrariam ao longo do tempo – a obstetrícia desgarrou-se em 1911, e a odontologia, em 1962. A excelência da Faculdade de Ciências Farmacêuticas se explica por sua capacidade de se reinventar. Por muito pouco,  o curso não fechou as portas na década de 1920. ALEXANDER FLEMING, o pai da penicilina, visitou o BRASIL em 1954 e recebeu o título de doutor honoris causa na Faculdade de Farmácia e bioquímica, no prédio da rua TRÊS RIOS. A transformação da faculdade seria coroada na virada para a década de 1970, com a reforma universitária. A Faculdade passou a denominar-se FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, e deflagrou-se uma reestruturação que deu origem aos quatro atuais departamentos: Farmácia, Alimentos e Nutrição Experimental, Análises Clínicas e Toxicológicas e Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 12 de outubro de 1898: ao que corre já está confeccionada a chapa de vereadores para a eleição do dia 30 do corrente. Parece que da atual Câmara apenas três membros terão os seus nomes nessa chapa, e que entre os que forem eleitos estará o nome dum abastado capitalista e proprietário de há muito afastado da política e a quem será dada a presidência da Câmara.
Até agora o resultado conhecido da eleição para o cargo de presidente do Estado, dá ao senhor CORONEL FERNANDO PRESTES 35.927 votos.
O ministro da Fazenda mandou responsabilizar criminalmente as pessoas envolvidas nas fraudes da alfândega, e ordenou eu pelos meios regulares fosse efetuada a cobrança das quantias em que ficou lesada a fazenda nacional.
Deve ser hoje empossado em BUENOS AIRES no alto cargo de Presidente da Republica o GENERAL ROCCA.
Dizem em rodas diplomáticas que o doutor PRUDENTE DE MORAES não fará as nomeações dos membros que devem compor a comissão do AMAPÁ, deixando que a escolha seja feita pelo doutor CAMPOS SALLES.
O governo brasileiro mandou guarnecer a fronteira oriental (uruguaia) para manter a neutralidade em caso de revolução.   
O senhor CONTRA-ALMIRANTE GUILLOBEL, diz o JORNAL DO BRASIL, sondado se aceitaria a pasta da Marinha no Ministério do senhor CAMPOS SALLES, declarou que não. Dizem, acrescenta o mesmo jornal, que o presidente eleito pensou no nome do ALMIRANTE CARLOS BALTHASAR DA SILVEIRA, cuja indicação foi recebida nos círculos da Marinha de Guerra com grande entusiasmo.
O governo italiano tem tomado sérias medidas sobre o partido socialista em VERONA, MANTOVA e VENEZA. Temendo algum movimento, mandou reforçar as guarnições militares dessas cidades.
O imperador da ALEMANHA resolveu adiar a sua viagem ao ORIENTE, visto a atitude que tomaram algumas potências sobre a TURQUIA.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 12 de outubro de 1899: hoje, dia em que se soleniza oficialmente a descoberta da AMÉRICA, o senhor presidente do Estado recebeu cumprimentos de vários senadores, deputados, autoridades etc. As repartições públicas e bancos estiveram fechados. O comércio fechou ao meio dia.
Para comemorar a data de hoje, o presidente do Estado assinou os seguintes decretos: perdoando o resto da pena a que foram condenados os sentenciados MARTINIANO VIEIRA DE CAMPOS, EMÍLIO PISTELLI e ANTÔNIO AFFONSO; comutando na de 12 anos a de 30 a que foi condenado o sentenciado VALENCIANO LUCIANO FRANCISCO.
O “COMÉRCIO”, folha bem informada nos negócios policiais, publicou hoje uma notícia em que diz que o governo tem em vista criar mais duas delegacias em SANT´ANNA e BELENZINHO. Mesmo sem soldados? E as apregoadas economias? Com sete delegados que tenham vontade de trabalhar – a punição dos crimes se fazia.
Está na cidade, de volta de sua viagem ao estrangeiro, o senhor HUGH L. COOPER, encarregado da instalação hidráulica da CACHOEIRA DE PARNAÍBA. Com o senhor COOPER vieram os senhores KING KINGSTON, chefe dos trabalhos de pedra, M. L. PEPPARD, chefe dos trabalhos metálicos, GUY PEPPARD, chefe dos serviços de transportes, DEXTER P. COOPER, chefe da pedreira, e PERCY ALLEN, almoxarife e contador.
LONDRES – A resposta da INGLATERRA ao ultimato do TRANSWAAL produziu grande pânico na bolsa. Nas bolsas de PARIS e de BERLIM o mesmo fenômeno verificou-se. Todos os títulos estrangeiros sofreram grandes baixas. 
114 a. nasce JUSCELINO KUBITSCHEK, em DIAMANTINA, no dia 12 de outubro de 1902. Seu pai, JOÃO CÉSAR DE OLIVEIRA, era caixeiro-viajante e a mãe, JÚLIA KUBITSCHEK, professora. Em 1927, ele se forma em medicina em BELO HORIZONTE e vai para PARIS, onde se especializa em urologia. Em 1930, casa-se no dia 31 de dezembro com SARAH LEMOS. Teria uma filha, MÁRCIA, e adotaria outra, MARIA ESTELA. Em 1933/34 entra na vida política, convidado pelo interventor BENEDITO VALADARES para ser chefe de gabinete. Torna-se depois deputado, mas é cassado em 1937, com o golpe do ESTADO NOVO. Em 1940, nomeado prefeito de BELO HORIZONTE, remodela a cidade, abre largas avenidas e constrói o conjunto da PAMPULHA, com OSCAR NIEMEYER. Em 1945, com o fim da ditadura VARGAS, elege-se deputado federal pelo PSD e ajuda a fazer a Constituição de 1946. Em 1954, GETÚLIO VARGAS mata-se com um tiro no peito. É sucedido pelo vice, CAFÉ FILHO. A crise política se agrava. Em 1955, JK é eleito presidente da República a 3 de outubro, com 3.077.411 (36%), derrotando JUAREZ TÁVORA, ADHEMAR DE BARROS e  PLÍNIO SALGADO. Adversários tentam impedir sua posse, mas o Ministro da Guerra, TEIXEIRA LOTT, garante a legalidade, afastando do poder o presidente CAFÉ FILHO e. depois, CARLOS LUZ para impedir um golpe. JK assume a presidência a 31 de janeiro de 1956. Militares rebelam-se, em JACAREACANGA. JK decide anistiá-los. Começa seu PLANO DE METAS.
107 a. da fundação do CORITIBA FOOT BALL CLUB, em 12 de outubro de 1909. O principal título foi o de 1985. Aquele sonho de 85 ainda não se repetiu. Foi campeão paranaense por 33 vezes. Em 1973 ganhou o TORNEIO DO POVO, título sob a batuta do ídolo DIRCEU KRÜGER.      
106 a. encontrado na catedral de AQUISGRÁN, no dia 12 de outubro de 1910, o sarcófago com os restos mortais do imperador OTÓN III que viveu entre 983 e 1002.
106 a. o governo do BRASIL acaba de reconhecer a República portuguesa, em 12 de outubro de 1910. O ministros dos Negócios Estrangeiros apresentou os agradecimentos do governo provisório ao Senhor COSTA MOTTA, ministro do BRASIL em LISBOA.
105 a. terremoto no MÉXICO mata 700 pessoas em 12 de outubro de 1911.
105 a. (ESTADOS UNIDOS) Notícias vindas de NOVA YORK dizem que os irmãos aviadores WILBAR e ORWILLE estão tentando construir um aeroplano semelhante a um pássaro sob os moldes do que foi inventado por LEONARDO DA VINCI. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 12 de outubro de 1911).
104 a. BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR, inaugurado em 12 de outubro de 1912.
  98 a. epidemia da gripe espanhola, que já havia espalhado nos ESTADOS UNIDOS atinge o auge no BRASIL, em 12 de outubro de 1918.
  94 a. nasce HERNÂNI DONATO. No MINUTO DE SILÊNCIO da edição de 27 de novembro de 2012 do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO vamos encontrar: CONTADOR DE HISTÓRIAS. Dono de diversos títulos, jornalista, escritor, historiador, roteirista, biógrafo, tradutor e professor, HERNÂNI DONATO ainda produzia seus textos em uma antiga máquina de escrever: “Sou fiel ao passado. Transcrevo meus textos numa LETTERA 22, comprada em 1947. Nos entendemos bem. A minha esposa, NELLY, e a rapaziada são craques na Internet e me ajudam a continuar longe do computador...” Nascido em BOTUCATU, em 12 de outubro de 1922, aos 11 anos escreveu o romance infantil “O TESOURO”, publicado em capítulos no suplemento literário de um jornal dos DIÁRIOS ASSOCIADOS. Em SÃO PAULO, estudou dramaturgia na Escola de Arte Dramática e sociologia, curso que abandonou para se aventurar em uma expedição que desbravaria uma antiga trilha indígena até o PARAGUAI, chamada CAMINHO DE PEABIRU. Uma de suas obras mais conhecidas foi o livro “ACHEGAS PARA A HISTÓRIA DE BOTUCATU”, a mais completa e rica obra sobre a origem de BOTUCATU, fonte de informações para pessoas de diferentes segmentos sociais e idades e fundamental em todas as bibliotecas. HERNÂNI DONATO, de 90 anos, morreu na quinta-feira, dia 22 de novembro de 2012. Ele estava internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS. Lutava contra um câncer e foi vítima de um infarto. Ocupava a cadeira número 20 da Academia Paulista de Letras e a cadeira número 1 da Academia Sul-Matogrossense de Letras. Seu romance “SELVA TRÁGICA” (1960), que conta a história de trabalhadores de uma plantação de erva-mate, inspirou um filme do mesmo nome, dirigido por ROBERTO FARIAS, em 1963. Outro romance “CHÃO BRUTO”, foi adaptado duas vezes para o cinema, em 1958 e 1976, com direção de DIONÍSIO AZEVEDO. Colaborou com vários jornais e revistas e atuou na TV TUPI, TV RECORD, NACIONAL (antecessora da TV GLOBO). Foi funcionário público municipal e federal. Participou da comissão organizadora dos festejos do 4º Centenário de São Paulo (1954). Seu corpo foi velado na ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS e enterrado no Cemitério GETHSEMANI em 23 de novembro de 2012. DONATO deixa viúva, três filhos e quatro netos.  
  93 a. nasce o escritor FERNANDO SABINO em 12 de outubro de 1923. Para IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, FERNANDO SABINO foi o ponto de transição entre a crônica antiga (MACHADO DE ASSIS, JOSÉ DE ALENCAR, JOÃO DO RIO) e a moderna. “Ele ajudou a modificar conceitos, a modernizar”. De fato, suas crônicas na imprensa, carregadas de lirismo, permitiram traçar as fronteiras do gênero. E, com o romance O ENCONTRO MARCADO, publicado em 1956, SABINO lançou uma narrativa rápida, elétrica, certeira, para apresentar o recato impecável de uma geração. Em O TABULEIRO DE DAMAS, SABINO relembra momentos saborosos, como uma resposta atravessada que recebeu de FIDEL CASTRO, durante uma entrevista coletiva, e uma agressão por artigo recebida de PABLO NERUDA. Os dois casos foram provocados por um mal-entendido, que o escritor conta com fina ironia. Uma das mágoas na carreira aconteceu com o livro ZÉLIA, UMA PAIXÃO, publicado em 1961, sobre a ministra da Economia de FERNANDO COLLOR DE MELLO. A má recepção obrigou-o a ficar em uma zona de silêncio. “SABINO sofreu muito preconceito e é hora de acabar com isso”, proclama LOYOLA BRANDÃO. No dia 12 de outubro de 2003, quando completou 80 anos, o mineiro FERNANDO SABINO ficou longe das comemorações. Justificou o isolamento no litoral fluminense dizendo que preferia conviver com as lembranças em silêncio. No entanto, amigos comentaram que o autor escrevia uma nova história com o mesmo personagem do livro que o consagrou, O ENCONTRO MARCADO (1956). Não se sabe em que ponto escritor retomou a história ou se ele, efetivamente o fez. A história de EDUARDO MARCIANO, que se passa nos anos 40, é um auto-retrato inacabado. Como SABINO, EDUARDO foi nadador e decide ser escritor. Rebelde, depressivo, desafia as instituições, renega o mundo burguês e acaba perdendo tudo o que a vida lhe dá, de um amigo que se mata a outro que morre afogado, passando por outras mortes não menos trágicas. Ao fim de uma vida boêmia, EDUARDO encontra-se com EUGÊNIO, que virou frei, e, gradativamente, afasta-se das pessoas, desfazendo-se do apartamento, do emprego e dos livros. Nessa viagem hesseniana de autoconhecimento, SABINO trilhou o caminho existencialista, tropeçou na política, topou com o cinema e até virou empresário, criando duas editoras (a EDITORA DO AUTOR e SABIÁ) e uma produtora de cinema, a BEM-TE-VI FILMES, com o cineasta DAVID NEVES. Esboço autobiográfico, O TABULEIRO DE DAMA (RECORD, 1987) faz um balanço dessa experiência existencial. A conclusão do escritor não é otimista, mas não chega a ser pessimista. Esse tabuleiro não e um quadrado preto com outros pequenos quadrados brancos, nem o contrário. Há uma cor intermediária que SABINO sempre perseguiu e que esteve perto de descobrir em O GRANDE MENTECAPTO (1979), concluído após 37 anos de gestação. Nesse romance de maturidade, um andarilho louco, erudito e idealista quer consertar o mundo, mas confunde os interlocutores com suas roupas de mendigo. No entanto, é a sociedade à sua volta que age de forma estranha e agressiva. VIRAMUNDO acaba como CRISTO, pagando pelos pecados alheios. SABINO sabia que a vida é em cores. Mas o preto-e-branco sempre lhe pareceu mais realista. Escreveu “O HOMEM NU”, que fala de um sujeito que fica acidentalmente trancado para fora de casa como veio ao mundo; virou filme em duas ocasiões: em 1968, dirigido por ROBERTO SANTOS e tendo PAULO JOSÉ no papel central; e em 1997, dirigido por HUGO CARVANA e protagonizado por CLÁUDIO MARZO. Seu primeiro livro publicado foi em 1941, de contos “OS GRILOS NÃO CANTAM MAIS”. Outras obras: “O GATO SOU EU”, contos e crônicas, em 1960; “OS MELHORES CONTOS”, crônicas, em 1987; “OBRA REUNIDA”, 3 VOLUMES, em 1996; “LIVRO ABERTO”, crônicas, em 2001; “OS MOVIMENTOS SIMULADOS”, romance, em 2004. 
FERNANDO SABINO morreu no dia 11 de outubro de 2004, na véspera em que iria completar 81 anos. Seu enterro aconteceu no dia de seu aniversário, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no RIO DE JANEIRO.
“Ser mineiro é esperar pela cor da fumaça. É dormir no chão para não cair da cama”.
“O livro mais sensacional que li na vida foi o “WINNETOU”, de KARL MAY, cujas aventuras eu sempre procurava imitar”.
“O rigor crítico nos foi extremamente valioso: impediu que a gente escrevesse muita bobagem”.
“A arte não nos satisfaz porque não passa disso: é o testemunho de nós mesmos”.
“Os dois grandes momentos de nossa vida, o de nascer e o de morrer, dão a medida da nossa solidão”
“Eu hoje queria mesmo era reencontrar o jovem que eu fui e ele poder me estender a mão”.
“Quando eu era menino, os adultos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, responderia: quero ser menino”.
Disse IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO por ocasião de sua morte: “Eu não seria cronista se não tivesse lido FERNANDO SABINO. Não dá para esquecer o impacto que foi na literatura um romance como O ENCONTRO MARCADO. Quando eu soube da morte dele, fiz uma homenagem: tirei todos os livros dele da minha estante, coloquei-os sobre a mesa e nas próximas semanas vou mantê-los lá, eles olhando para mim e eu para eles!”.
  87 a. inaugurado o serviço telefônico entre ESPANHA, URUGUAI e ARGENTINA em 12 de outubro de 1929.
  85 a. JORGE AMADO lança seu primeiro romance, “O PAÍS DO CARNAVAL”, em 12 de outubro de 1931. 
  85 a. a estátua do CRISTO DO CORCOVADO é inaugurada em 12 de outubro de 1931, no RIO DE JANEIRO. Símbolo do RIO e mais famoso cartão-postal do BRASIL, a estátua do Cristo Redentor mobilizou a então capital por uma década. Começou a ser sonhada já em meados do século XIX. Em 1859, um padre francês, PIERRE-MARIE BOS, sugeriu para a princesa ISABEL a construção da imagem no alto do CORCOVADO, a 710 metros de altura, no PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. A idéia ressurgiu em 1921 como parte das celebrações do centenário da Independência do País, no ano seguinte. Numa assembléia, o CORCOVADO derrotou montanhas como o PÃO DE AÇÚCAR, na URCA, e o morro de SANTO ANTÔNIO, no Centro. Em 1922, após receber um abaixo-assinado com 20 mil nomes solicitando a construção, o presidente EPITÁCIO PESSOA autorizou a obra.
Para custear a empreitada, uma campanha de arrecadação que uniu desde os mais ricos até os índios bororós angariou o equivalente hoje a cerca de 9 milhões de reais. Então chefe do Governo Provisório, GETÚLIO VARGAS comandou a inauguração na noite de 12 de outubro de 1931. A iluminação seria acionada da ITÁLIA, pelo cientista GUGLIELMO MARCONI, inventor do telégrafo sem fio. O mau tempo impediu a façanha e o sistema foi ligado no local.
  82 a. nasce CLÁUDIO LEMBO, em SÃO PAULO, no dia 12 de outubro de 1934. Em 1974, foi secretário de NEGÓCIOS EXTRAORDINÁRIOS do ex-prefeito OLAVO SETÚBAL. Entre 1986 e 1989, foi secretário de NEGÓCIOS JURÍDICOS de JÂNIO QUADROS. Foi candidato ao Senado em 1978, e a vice-presidente da República em 1990. Foi eleito vice-governador de SÃO PAULO, em 2002. Advogado desde 1959. foi Diretor para Assuntos Legislativos do BANCO ITAÚ. É professor de Direito e foi reitor da Universidade Presbiteriana MACKENZIE entre 1997 e 2002. No dia 31 de março de 2006, CLÁUDIO LEMBO assumia o Governo do Estado de SÃO PAULO, em razão do afastamento de GERALDO ALCKMIN, que saia candidato à Presidência da República nas eleições de outubro daquele ano.
  81 a. nasce LUCIANO PAVAROTTI, tenor italiano, em 12 de outubro de 1935.
  76 a. nasce JOAQUIM CAVALCANTI DE OLIVEIRA LIMA NETO em 12 de outubro de 1940. Natural de ARAÇATUBA, formado em Direito pela Universidade MACKENZIE. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Direito Empresarial PELA Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas. Cursou Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Prêmio OSCAR FREIRE de Medicina Legal. Possui diversos livros jurídicos publicados e esgotados. Tese de Doutorado: ABORTAMENTO CRIMINOSO. É cronista do JORNAL DO BRÁS. Possui CD gravado: SERMÕES. Romances publicados: CEM ANOS DE NICANOR D´XANGÔ. UM PORRETA; GRU ANJO OU DEMÔNIO. Romances infanto-juvenil publicado: FRANK SINATRA E A GALINHA PRETA; UM AMOR SEM LIMITES. Outros romances: MULHERES CRÔNICAS e CEM ANOS DE MESSIAS DE ANDRADE BATISTA. O ILUMINADO.
  73 a. ITÁLIA declara guerra à ALEMANHA em 12 de outubro de 1943.
  67 a. nasce o venezuelano ILICH RAMIREZ SÁNCHEZ, conhecido por “CARLOS, O CHACAL”, em 12 de outubro de 1949.
  67 a. da repartição da ALEMANHA: no lado ocidental, surgia a capitalista REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, e no lado oriental ficava a REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ, de conduta comunista. A ALEMANHA já estava dividida em quatro zonas desde a derrota na Segunda Guerra Mundial e se tornaria oficialmente um país dividido em dois, no dia 12 de outubro de 1949.  
  63 a. falece REYNALDO PORCHAT, em 12 de outubro de 1953, aos 85 anos. Deixou na memória dos acadêmicos da Faculdade de Direito de SÃO PAULO que tiveram o privilégio de ouvi-lo na cátedra e na tribuna, a imagem do grande mestre da ciência de ULPIANO e do cidadão que plasmou o caráter de centenas de jovens, no zelo do direito e do amor à Pátria. Professor de DIREITO ROMANO, PORCHAT conquistou a cátedra de sua disciplina em 1903, antes ocupada pelo professor FREDERICO ABRANCHES, nela permanecendo até 1925, quando, a seu pedido, foi posto em disponibilidade, e sucedido no cargo, pelo professor SPENCER VAMPRÉ. Amigo de EUCLIDES DA CUNHA e imbuído de idéias republicanas, como ocorria com a maioria dos moços de sua geração, o jovem acadêmico participa dos movimentos estudantis, visando a mudança do regime político, na condição de redator-chefe do jornal acadêmico “A REPÚBLICA”, culminando na participação, ao lado de outros alunos, da famigerada “comissão justinicida”, que visava o afastamento do professor JUSTINO DE ANDRADE de sua cátedra (1890). Foi o orador oficial da CASA para saudar a “ÁGUIA DE HAIA”, o senador RUY BARBOSA, que visitava SÃO PAULO (1909), como candidato à Presidência da República. A mesma emoção, em 1915, PORCHAT renovou em brilhante improviso ao saudar OLAVO BILAC, o incansável pregador do serviço militar obrigatório. Quarenta anos depois daquele memorável evento, já octogenário, PORCHAT é convidado para testemunhar a inauguração da erma do grande brasileiro no “SALÃO DOS PASSOS PERDIDOS”, no segundo pavimento do PALÁCIO DA JUSTIÇA (5 de novembro de 1949), ocasião em que fez uso da palavra, recordando a memorável noite de 29 de março de 1921, quando, no Salão Nobre da Velha Academia, leu para os bacharelandos o famoso discurso de RUY, que não pôde comparecer àquela formatura, para a qual fora escolhido paraninfo. Eleito Senador estadual, em 1923, na vaga de GABRIEL JOSÉ RODRIGUES DE RESENDE, seu companheiro de turma acadêmica, REYNALDO PORCHAT teve destacada atuação na Câmara Alta, em diferentes momentos de sua curta passagem pela política, sendo digno de nota a participação no debate que atribuía elevada gratificação ao escultor ETTORE XIMENES, autor do Monumento à Independência, no Alto do IPIRANGA, mas foi por ocasião da discussão de outro projeto, oriundo da Câmara dos Deputados, que ele ganhou extraordinária notoriedade. Trata-se de um projeto de lei que estabelecia medidas de caráter financeiro, que, de maneira subreptícia, autorizava a alienação de propriedades do Estado “que não fossem necessárias ao serviço público”, numa alusão, camuflada, ao PARQUE DO IBIRAPUERA, então utilizada como invernada pelo Corpo de Bombeiros da Capital. PORCHAT foi o primeiro reitor da Universidade de SÃO PAULO, criada em 1934, no governo de ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA, depois de integrar, ao lado de PLÍNIO BARRETO, o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de SÃO PAULO, inaugurado em maio de 1932. No governo de LAUDO NATEL, justa homenagem foi prestada a PORCHAT, atribuindo seu nome ao 2º GRUPO ESCOLAR DO ALTO DA LAPA, que, mais tarde, recebeu a denominação atual, ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU “PROFESSOR REYNALDO PORCHAT”.    
  54 a. falece o 1o. Tenente ARY APS, em desastre automobilístico, no dia 12 de outubro de 1962. Era comandante do Destacamento Anhanguera da Polícia Rodoviária. Trafegava pela rodovia MARECHAL RONDON (que liga Bauru a Alta Paulista), em viagem de serviço, quando ocorreu o acidente. Foi sepultado em JUNDIAI, sede do Destacamento ANHANGUERA.
  54 a. da abertura oficial do 2o. CONCÍLIO VATICANO pelo PAPA JOÃO XXIII, invocando a unificação de todas as religiões cristãs, no dia 12 de outubro de 1962.
  53 a. das anotações feitas em 12 de outubro de 1963 (sábado). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 95º - 5 anos e 130 dias na FORÇA PÚBLICA – 36º dia como ASPIRANTE – 23º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Poderia passar um sábado descansado em casa, mas a representação do BATALHÃO DE GUARDAS na CAPELANIA MILITAR cabe ao 2º TENENTE OLEGÁRIO e a mim. Dessa maneira deixo meu lar às 9 horas, sendo que é meu pensamento ir até POÁ nessa data.
Às 10 horas temos a missa na Capelania SANTO EXPEDITO por intenção da alma do TENENTE ARI APS, vítima de um desastre automobilístico há um ano atrás. Após a missa converso com o TENENTE OLEGÁRIO e ASPIRANTE ROCHA. Em seguida vou até à Rua SENADOR FEIJÓ e ali tomo um ônibus para o LARGO DA CONCÓRDIA.
Tomo o trem das 11:20 horas. Depois de mais de um mês retorno ao lar de meus pais, já que minha última visita a POÁ foi em 8 de setembro.
Encontro-os almoçando. Em casa dos meus pais tudo permanece da mesma maneira. A luta que eles desenvolvem para intensa é aquela em que meu pai tenta receber todos os atrasados do IAPI, onde esteve ligado durante sua aposentadoria e depois mandado embora de maneira injusta e errada. Sua causa já está ganha, mas o pagamento dos atrasados requer uma série de medidas que vai protelando a entrega dos mesmos. Agora meu pai deve voltar numa agência da Avenida 9 de Julho às 16 horas do dia 30 de outubro próximo com seis testemunhas que provam não ter ele exercido nenhuma profissão durante todo esse tempo. Sobre a questão de meu irmão tudo permanece na mesma. Já temos o rapaz com um ano e um mês em LIMOEIRO e nada de retornar para SÃO PAULO e nem visitar a família.
A herança de meu avô FONSECA é ainda uma incógnita. Passam de quatro anos e a família ainda continua brigando. Esses são os três tópicos principais de todas as minhas visitas a meus pais.
Nessa tarde visito o Destacamento de POÁ. Ali encontro recrutas que estão trabalhando nessa cidade em número de dezesseis. Muitos rapazes de POÁ entraram na FORÇA PÚBLICA nesse ano de 1963, aproveitando essa abertura de alistamento. Converso com os soldados MIGUEL, JOÃO DOS SANTOS, NEVES e um desses recrutas, que mora em LORENA.
Às 17 horas retorno ao lar paterno. Com meus pais converso sobre o meu novo batalhão e os serviços que assumi agora como Aspirante a Oficial, coisa que vem acontecendo a cerca de um mês. Faz muito calor neste sábado em POÁ. Despeço-me de meus pais às 19:30 horas. Mas não embarco logo para SÃO PAULO. Vou ao CINE COLONIAL e ali encontro três recrutas filhos da cidade. Assisto a um filme cômico nacional com OSCARITO e VAGAREZA, intitulado OS APAVORADOS.
Às 22 horas tomo o trem com o SOLDADO OSWALDO, do 12º BP e um conhecido nosso que mora na PENHA. Chego tarde em casa. Encontro MARIA assistindo programas de televisão e às 24 horas tinha começado o filme O REBELDE, no canal 7.
Encerra-se o sábado que marcou mais uma visita a meus pais, que ainda continuam sozinhos em POÁ.         
  52 a. das anotações realizadas em 12 de outubro de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 95º - 6 anos e 130 dias na FORÇA PÚBLICA - 142 dias como 2º TENENTE - 389 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O BATALHÃO DE GUARDAS está em grandes atividades no começo da semana. SÃO PAULO espera a visita do GENERAL CHARLES DE GAULLE eo batalhão elite da FORÇA PÚBLIA cumprirá papel destacado nas quartas e quintas feiras. Nesta segunda-feira vou encontrar o BG de Prontidão, e, logo cedo, o SubComandante da Unidade, CAPITÃO MÁRIO FERREIRA, avisa-me que entrarei de Prontidão às 18 horas, juntamente com o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS e 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA.
O serviço é normal. Embora estivesse dispensado desde às 9 horas, trabalhei como em outros dias, nesta segunda-feira. Dei as costumeiras aulas para os soldados, sargentos e sub-tenentes e acontece uma surpresa às 19 horas: o estafeta traz uma Ordem de Serviço do Quartel General, suspendendo a Prontidão.  
  51 a. do registro dos principais acontecimentos em 12 de outubro de 1965 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 4º - DIA 95º -  anos e 130 dias na FORÇA PÚBLICA - 507 dias como 2º TENENTE - 3 anos e 22 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Raramente durmo bem no quartel, mas hoje consigo passar uma noite tranquila. Às 7 horas, o BG entra em forma. Faz um frio cortante e, pelo fato dele, MAJOR DE SOUSA, não ter japona, comete o ridículo papel de mandar todos tirarem tal peça de fardamento, expondo as praças e os oficiais às agruras do tempo.
Sinceramente não aguento o BG durante o expediente, devido a presença intolerável e antipática desse oficial que se julga ser superior aos outros, mas que, na realidade, comete arbitrariedades próprias de um ser mesquinho e fraco nas atitudes.
Como a Companhia que sai de Prontidão pode ir embora, deixo o quartel em menos de dez minutos.
Chego em casa antes das 9 horas. Leio sossegadamente o jornal NOTÍCIAS POPULARES e passo uma manhã muito boa ao lado de minha esposa e filhos. Descanso bastante durante a tarde e depois das 16 horas escrevo este diário, bastante atrasado por sinal.
São 18 horas quando deixo meu lar. Vou tomar o ônibus VILA AURORA e novamente voltar ao quartel a fim de ministrar mais uma aula para os cabos. A situação begeina é a mesma. Tudo continua como em dias atrás e estão na Unidade o 1º TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, Comandante da 3ª Companhia de Guerra e os TENENTES CLAUDEONOR MAIORINO, PAULO OVÍDIO TODAY, JOSÉ HAMILTON PORT, ARMANDO CRISPINIANO e SALLES JÚNIOR.
Dou minha aula das 19:30 horas às 21 horas e deixo o BG. Em casa ainda assisto televisão, indo deitar bem tarde.
  50 a. das anotações feitas em 12 de outubro de 1966 (quarta-feira). ANO 17º - MÊS 4º - DIA 95º - 8 anos e 170 dias na FORÇA PÚBLICA – 872 dias como 2º TENENTE – 190 dias na 2 ª Companhia Independente.
Cedo estou rumando para GUARULHOS, cumprindo o horário de expediente da 2ª CI, que às quartas-feiras é na parte da manhã. Às 6:30 horas deixo meu lar. Viajo até a Avenida TIRADENTES com o SARGENTO MARCELINO, do 9º BP. A VIA DUTRA continua muito ruim. O trânsito é complicado na altura do farol. Mesmo assim chego bem mais cedo que o CAPITÃO JAIR e o 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA.
Às quartas-feiras quase sempre, vamos jogar futebol de salão no Destacamento dos Bombeiros. Hoje ali vão os oficiais, o SARGENTO FLÁVIO e os SOLDADOS OSVALDO, GRILO e PATRÍCIO. A equipe dos bombeiros é bem melhor e vence a nossa turma mais uma vez.
A nova conquista do SARGENTO FLÁVIO, a JANDIRA, encontra-se naquele lugar. É uma morena de 28 anos. Parece que a coisa vai firme entre os dois. Sabe-se que o TENENTE SÉRGIO deu em cima dela e nada arrumou.
Quando chego na Companhia, o SUBTENENTE NATAL DE OLIVEIRA conta-me que o pai da JUREMA procurou-me no quartel. Não posso entender o que ele quer de mim.
O FLÁVIO vai para sua casa. Leva-me até a entrada do CFA. Isto para mim é uma grande vantagem, pois chegou em casa bem antes das 14 horas.
No BAR DO MATOS, encontro com vários cadetes da Escola de Oficiais. O atual 3º CFO compõe-se daquela turma que entrou na Escola em 1963 e, portanto, conheço vários deles. Esses cadetes estão esperando, ansiosamente, que transcorram os sessenta e quatro dias que faltam para serem declarados ASPIRANTE A OFICIAL.
O resto da tarde é de descanso para mim. Chove muito durante o seu transcorrer. Às 18:30 horas, assisto no canal 9 o quarto capítulo de um seriado já meu conhecido – O SEGREDO DA ILHA MISTERIOSA.
MARIA segue as novelas – REDENÇÃO – O ANJO MARCADO (já em seus últimos capítulos) – NINGÚEM CRÊ EM MIM.
O canal 5 apresenta – BATMAN – JENNIE É UM GÊNIO.
Ouço o transcorrer de uma partida de futebol. SÃO PAULO (vice-líder) e PORTUGUESA DE DESPORTOS. Na etapa inicial vence a equipe lusa pelo marcador de 1 a 0. Nesta noite a PORTUGUESA joga bem melhor. Na etapa complementar, IVAIR aumenta a vantagem lusa para 2 a 0, aos 40 minutos. Esse é o placar final.  
  48 a. de HUGH MICHAEL JACKMAN. O WOLVERINE de “X-MEN 3- O CONFRONTO FINAL” nasceu na AUSTRÁLIA no dia 12 de outubro de 1968. Começou na televisão em 1995. A fama só veio com o papel de WOLVERINE em “X-MEN” (2000), primeiro filme sobre o grupo de mutantes dos quadrinhos.
  48 a. da prisão de 700 estudantes no SÍTIO MURUNDU, em IBIÚNA, no dia 12 de outubro de 1968. A polícia paulista encerrou o 30º CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE – representando o último ato de um processo em que a consolidação do movimento estudantil, cujo desafio principal em 1968 era ampliar a batalha pelas liberdades democráticas, foi sacrificada à lógica da “luta armada”. O CORONEL da FORÇA PÚBLICA, DIVO BARSOTI, comandou a ação.
  48 a. do assassinato de CHARLES RODNEY CHANDLER em 12 de outubro de 1968. A vítima: Charles Rodney Chandler, capitão do exército americano com bolsa concedida pela “George Olmsted Foundation”, era aluno da Escola de Sociologia e Política da Fundação Álvares Penteado, com previsão de terminar o curso em novembro de 1968.
Idade: 30 anos
Estado civil: Casado
Filhos: 3 (Jeffrey, Todd e Luane)
Data do homicídio: 12 de outubro de 1968 (Dia das crianças)
Os assassinos
Diógenes José Carvalho de Oliveira (o Diógenes do PT): Foi quem descarregou os primeiros 6 tiros com um Taurus 38, vindo por trás de Chandler que não teve tempo sequer de sair do carro.
NB: O covarde e frio assassino Diógenes José Carvalho de Oliveira ficou conhecido em 2002 como o “Diógenes do PT“, envolvido num escandaloso caso de corrupção. Foi ELE que, em 20 de março de 1968 jogou uma bomba na biblioteca do consulado dos EUA em São Paulo, arrancando a perna de um transeunte inocente, Orlando Lovecchio Filho.
Recentemente, o criminoso pluriomicida Diógenes recebeu uma indenização de aproximadamente US$ 200 mil do governo, como ex-prisioneiro político e pensão de 4.500 reais mensais. Orlando Lovecchio Filho, um inocente que ficou aleijado (perna amputada traumaticamente) jamais recebeu um centavo.
Marco Antônio Braz de Carvalho: Também conhecido como Marquito. Foi quem desferiu, no indefeso moribundo já atingido por vários tiros, a rajada com uma metralhadora INA.
Pedro Lobo de Oliveira: Motorista e observador. Ficou no automóvel, enquanto Diógenes do PT e Marquito assassinavam o capitão, na porta de sua casa, diante da mulher e dos filhos.
Dia das Crianças. Naquela manhã da primavera de 12 de outubro de 1968, às 8hs e 15min, seus filhos Luane e Todd de 3 anos, Jeffrey com 4 e Darryl com 9 perdiam o pai, que saía de casa na rua Petrópolis para mais uma aula na Escola de Sociologia e Política.
Em 1968, as ações de guerrilha urbana perdiam-se no anonimato de seus autores e, muitas vezes, eram, até, confundidas com as atividades de simples marginais. De acordo com os dirigentes de algumas organizações militaristas, já havia chegado o momento certo para a população tomar conhecimento da chamada luta armada revolucionária em curso, o que poderia ser feito através de uma ação que repercutisse no Brasil e no exterior.
Em setembro, Marco Antônio Braz de Carvalho, o “Marquito”, homem de confiança de Carlos Marighela – que dirigia o Agrupamento Comunista de São Paulo (AC/SP), futura Ação Libertadora Nacional (ALN) -, e que fazia a ligação com a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR, grupo integrado também por Dilma Roussef, também conhecida por Esmeralda, Vanda, etc e por José Dirceu, também conhecido como Camarada Daniel), levou para Onofre Pinto (“Augusto”; “Ribeiro”; “Ari”; “Bira”; “Biro”), então coordenador geral da VPR, a possibilidade de realizar uma ação de “justiçamento”.
O Capitão do Exército dos EUA, Charles Rodney Chandler, com bolsa concedida pela “George Olmsted Foundation”, era aluno da Escola de Sociologia e Política da Fundação Álvares Penteado, com previsão de terminar o curso em novembro daquele ano. Chandler morava na cidade de São Paulo, com a esposa, Joan, e seus três filhos, Jeffrey, de 4 anos, Todd, de 3 anos, e Luanne, de 3 meses. Entretanto, segundo os “guerrilheiros”, Chandler era um “agente da CIA” e “encontrava-se no Brasil com a missão de assessorar a ditadura militar na repressão”.
No início de outubro, um “tribunal revolucionário”, integrado por três dirigentes da VPR, Onofre Pinto, como presidente, e João Carlos Kfouri Quartim de Morais (“Manoel”; “Mané”; “Maneco”) e Ladislas Dowbor (“Jamil”; “Nelson”; “Abelardo”), como membros, condenou o Capitão Chandler à morte.
Através de levantamentos realizados por Dulce de Souza Maia (“Judit”), apurou-se, sobre a futura vítima, seus horários habituais de entrada e saída de casa, costumes, roupas que costumava usar, aspectos de sua personalidade e dados sobre os familiares e sobre o local em que residia, numa casa da Rua Petrópolis, nº 375, no tranqüilo e bucólico bairro do Sumaré, em São Paulo.
Escolhido o “grupo de execução”, integrado por Pedro Lobo de Oliveira (“Getúlio”; “Gegê”), Diógenes José Carvalho de Oliveira (“Luiz”; “Leandro”; “Leonardo”; “Pedro”, mais conhecido como o Diógenes do PT) e Marco Antônio Braz de Carvalho
Caso: Nada mais é convincente, para demonstrar a frieza do assassinato, do que transcrever-se trechos do depoimento do próprio Pedro Lobo de Oliveira, um dos criminosos, publicado no livro “A Esquerda Armada no Brasil”.
A seguir, o depoimento do próprio Pedro Lobo de Oliveira, um dos criminosos:
“Como já relatei, o grupo executor ficou integrado por três companheiros: um deles levaria uma metralhadora INA, com três carregadores de trinta “balas” cada um; o outro (Diógenes do PT), um revólver; e eu, que seria o motorista, uma granada e outro revólver. Além disso, no carro estaria também uma carabina M-2, a ser utilizada se fôssemos perseguidos pela força repressiva do regime.
Consideramos desnecessária cobertura armada para aquela ação. Tratava-se de uma ação simples (pego de surpresa e sem sequer saber o que acontecia, a vítima não tinha a menor oportunidade de se defender). Três combatentes revolucionários decididos são suficientes para realizar uma ação de justiçamento nessas condições (continua Pedro Lobo de Oliveira). Considerando o nível em que se encontrava a repressão, naquela altura, entendemos que não era necessária a cobertura armada.”
A data escolhida para o crime foi a de 08 de outubro, que assinalava o primeiro aniversário da morte de Guevara. Entretanto, nesse dia, Chandler não saiu de casa e os três terroristas decidiram “suspender a ação”.
Quatro dias depois, em 12 de outubro de 1968 (dia das crianças), chegaram ao local às 7 horas. Às 0815h, Chandler dirigiu-se para a garagem e retirou o seu carro, um Impala placa 481284, em marcha a ré. Enquanto seu filho de 4 anos abria o portão, sua esposa aguardava na porta da casa, para dar-lhe o adeus. Não sabia que seria o último.
Os terroristas avançaram com o Volks, roubado dias antes, e bloquearam o caminho do carro de Chandler.
Do relato de Pedro Lobo: “…nesse instante, um dos meus companheiros saltou do Volks, revólver na mão, e disparou contra Chandler”. Era Diógenes José Carvalho de Oliveira (O Diógenes do PT, vigarista, estelionatário, envolvido em escândalos de corrupção do PT em 2002) que descarregava, à queima roupa, os seis tiros de seu Taurus de calibre .38.
E prossegue Pedro Lobo, que dirigia o Volks:
“Quando o primeiro companheiro deixou de disparar, o outro aproximou-se com a metralhadora INA e desferiu uma rajada. Foram catorze tiros. A décima quinta bala não deflagrou e o mecanismo automático da metralhadora deixou de funcionar. Não havia necessidade de continuar disparando. Chandler já estava morto. Quando recebeu a rajada de metralhadora emitiu uma espécie de ronco, um estertor, e então demo-nos conta de que estava morto“.
Imaginou a cena funesta, medonha e insana, diante da mulher e dos filhos (crianças)? “Quando recebeu a rajada de metralhadora emitiu uma espécie de ronco, um estertor, e então demo-nos conta de que estava morto“.
…emitiu uma espécie de ronco, um estertor, e então demo-nos conta de que estava morto“.
Quem desferiu a rajada de metralhadora foi Marco Antônio Braz de Carvalho.
A esposa e o filho de Chandler gritaram.
Diógenes do PT, assassino covarde, moleque, sujo e sem-vergonha (amigo de Césare Batitstti e suspeito de planejar vários assassinatos) apontou o revólver para o menino que, apavorado, fugiu correndo para a casa da vizinha.
Os três assassinos fugiram no Volks, em desabalada carreira, deixando, no local do crime, cinco panfletos:
- “Justiça revolucionária executa o criminoso de guerra no Vietname, Chandler, e adverte a todos os seus seguidores que, mais dia menos dia, ajustarão suas contas com o Tribunal Revolucionário.”
- “O único caminho para a revolução no Brasil é a luta armada.”
- “A luta armada é o caminho de todo revolucionário no Brasil.”
- “Vamos criar um, dois, três, vários Vietnames.”
Semelhantes a esse cruel assassinato, muitos outros atos ainda viriam a tingir de sangue o movimento comunista no Brasil.
  48 a. Abertura dos XIX JOGOS OLÍMPICOS, no MÉXICO, em 12 de outubro de 1968. 
  46 a. nasce MÔNICA, filha da CARMEM e MANOEL, neta de tia COTA, no dia 12 de outubro de 1970.
  45 a. falece a atriz GLAUCE ROCHA. Atuou na novela “HOSPITAL”, no canal 4. Trabalhou em cerca de quarenta filmes nacionais e em dezenas de peças teatrais. Falece em 12 de outubro de 1971, às 17:30 horas. Seus filmes que marcaram época foram: TERRA EM TRANSE e NAVALHA NA CARNE.
  45 a. nasce a atriz CLÁUDIA ABREU FONSECA no RIO DE JANEIRO, em 12 de outubro de 1971. A primeira novela de CLÁUDIA ABREU foi “HIPERTENSÃO”, de 1986. Trabalhou em “CELEBRIDADE” (2003), na qual viveu a vilã LAURA. Em 2005, interpretou VITÓRIA, em “BELÍSSIMA”.
  44 a. do programa infantil “VILA SÉSAMO”, baseado no norte-americano “SESAME STREET”. Trazia uma forma nova de divertir e educar as crianças, a partir de 12 de outubro de 1972. Poucos países tiveram autorização para usar a revolucionária pedagogia do original americano, que se baseava no fato de que as crianças não conseguem prestar atenção por muito tempo na mesma coisa. Os personagens “GARIBALDO” e “GUGU” fazem parte do imaginário de uma geração. “VILA SÉSAMO” foi de 11 de outubro de 1972 a 4 de março de 1977.
  39 a. da posse do ministro do EXÉRCITO, FERNANDO BELFORT BETHLEM, em 12 de outubro de 1977. Foi numa manhã de sol, feriadão vazio em BRASÍLIA, ao ar livre e com poucas palavras que se travou a batalha decisiva entre ditadura e democracia e se decretou o fim do regime militar de 1964. O cenário era o aeroporto da cidade, onde estavam para chegar os comandantes militares convocados pelo general SÍLVIO FROTA. Pouco antes ele havia sido demitido pelo presidente ERNESTO GEISEL do Ministério do EXÉRCITO e, inconformado, queria virar o jogo e derrubar o presidente. Um a um os comandantes foram chegando, mas nenhum foi ao encontro de FROTA; todos dispensaram a “carona” oferecida por dois oficiais frotistas e foram para o PLANALTO, onde pouco depois assistiram à posse do novo ministro do EXÉRCITO, GENERAL FERNANDO BELFORT BETHLEM. FROTA, e com ele os radicais que o apoiavam, estavam acabados. Na queda de braço entre a anarquia militar, irmã gêmea da tortura, e o projeto de abertura democrática, este venceu. Ia para a lata de lixo a candidatura de FROTA no ano seguinte e GEISEL festejava sua maior vitória em cinco anos de governo.   
  37 dos apontamentos feitos em 12 de outubro de 1979: por volta das 6:20 horas desta sexta-feira vamos buscar a MARLENE que passou a noite na casa da GISLEIDE, na Avenida QUATRO BARRAS. Já no CPChq chega uma desastrosa notícia da morte do PM TREVISAN. No entanto, mais tarde há o desmentido da morte. Ele foi baleado ontem na PRAÇA DA SÉ por um assaltante. Está internado e passa bem. Nosso Comandante Interino, TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ, vai numa reunião no 1º BPChq.  Conversa dos oficiais sobre o Ato Público de ontem. Um pelotão do COE segue para o EMBU – fuga de presos da cadeia local. Recebemos a Nota de Instrução nº 3EM/PM-005/32, que trata da visita do CAO da Polícia Militar do CEARÁ à PMESP de 18 a 21 de outubro. No dia 19 está marcada uma visita ao CPChq. Está marcada da Convenção do MDB na Assembléia Legislativa no próximo dia 14, segunda-feira, às 9 horas. Os oficiais do CPChq fazem uma comemoração do DIA DA CRIANÇA. Mais tarde, pela televisão, vamos conhecer a morte do filho do embaixador da TURQUIA, na IRLANDA. Ele foi assassinado; FIDEL CASTRO fez uso da palavra na ONU; Começa o julgamento de doze policiais envolvidos no CASO AÉZIO; dentro de quinze dias a peritagem deverá concluir os trabalhos sobre os campos de tortura. 14ª Desvalorização do CRUZEIRO: CR$30,27 para compra e CR$30,41 para venda.   
  34 a. JORNAL DA TARDE de 12 de outubro de 1982 dava destaque para os vestibulares que se realizariam na capital e dava dicas para a prova. A edição mostrava também que o Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS, não estava totalmente concluído, mas começaria a receber aviões militares para testes. Além disso, no suplemento “CONHEÇA SEU BAIRRO”, o local na edição era a CASA VERDE, na zona norte.
  32 a. do atentado a MARGARET THATCHER, em BRIGHTON, na INGLATERRA, no dia 12 de outubro de 1984. Atentado do grupo terrorista IRA contra a primeira-ministra britânica, no GRAND HOTEL BRIGHTON, em LONDRES. Ela escapa sem ferimentos. 
  29 a. nas ruas de WASHINGTON, nos ESTADOS UNIDOS, uma marcha pelos direitos civis reúne cerca de 200 mil gays, lésbicas e simpatizantes em 12 de outubro de 1987.
  29 a. das anotações do dia 12 de outubro de 1987: esta segunda-feira apresenta um dos dias de temperatura mais elevada do ano. Sendo DIA SANTO, aproveito a manhã para a elaboração final de meu trabalho LOGÍSTICA DE UM BATALHÃO DE RÁDIO PATRULHAMENTO. Trata-se de uma das matérias do Processo Decisório – PM4.
À tarde assisto os jornais da GLOBO: faleceu o GENERAL VALENTE PAMPLONA ao saltar de paraquedas. O aparelho não abriu. Ele foi Comandante da 2ª DIVISÃO DE EXÉRCITO nos anos 1982/83/84.
Em APARECIDA DO NORTE a cidade recebe os devotos da santa. Os romeiros tomam conta de APARECIDA.
Queríamos visitar tia COTA, com a intenção de cumprimentar a MÔNICA, que hoje está completando 17 anos, mas LUCINDA sente dores num pé e ficamos em casa. Assistimos a festa da Padroeira do BRASIL pela televisão; o velório do GENERAL PAMPLONA e o drama das vítimas da radiatividade em GOIÂNIA.
O NOBEL DA PAZ saiu para OSCAR ÁRIAS, presidente da COSTA RICA. O NOBEL DE MEDICINA para o biólogo japonês, de 48 anos, SUSUMU TONEGAWA.
Termina a greve dos engarrafadores de gás. Prossegue a greve da BRAHMA. Campeonato Mundial de Xadrez: GASPAROV e KARPOV empatam a primeira partida.
COPA UNIÃO: BOTAFOGO 2 x SÃO PAULO 0.  
  28 anos e 7 meses de minha promoção ao posto de CORONEL PM, no dia 11 de março de 1988.
  27 a. da visita a ENGESA, em 12 de outubro de 1989, quando eu era o CHEFE DO EM-CPM.
  26 a. do desastre aéreo em que o piloto italiano ALESSANDRO NANNINI perdeu parte do braço direito (reimplantado logo em seguida), no dia 12 de outubro de 1990.
  25 a. do seqüestro do banqueiro YERCHANIK KISSAJIKIAN, em 12 de outubro de 1991.
  25 a. transf. reserva: Cel. PM CELSO FELICIANO DE OLIVEIRA (ex-Cmt Geral), Cel. Fem PM MARIA DE LOURDES S. LEITE e Ten. Cel. PM EDIL JOSÉ JORDÃO, no dia 12 de outubro de 1991.
  25 a. da segunda visita do PAPA JOÃO PAULO II ao BRASIL, em 12 de outubro de 1991.
  24 a. da queda do helicóptero que vitimou o Dep. Fed. ULYSSES GUIMARÃES, sua esposa Dona MORA, o ex-ministro SEVERO GOMES, sua esposa Dona. MARIA HENRIQUETA e o piloto JORGE COMERATTO, em 12 de outubro de 1992.
  24 a. um terremoto sacode o CAIRO e causa a morte de 552 pessoas, além de graves danos materiais, em 12 de outubro de 1992.
  24 a. PAPA JOÃO PAULO II celebra o quinto centenário da evangelização da AMÉRICA, em 12 de outubro de 1992.
  22 a. da cerimônia de abertura da 22ª BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, no IBIRAPUERA, com a presença do prefeito de SÃO PAULO, PAULO MALUF, no dia 12 de outubro de 1994. As obras da representação cubana ainda não haviam sido liberadas pela alfândega, no Aeroporto de GUARULHOS. Outras salas também estavam vazias, como as dos artistas portugueses JORGE MOLDER e CABRITA REIS.
  22 a. falece o ator TONY FERREIRA, em 12 de outubro de 1994.
  21 a. das cenas deploráveis onde um pastor da IGREJA UNIVERSAL chutou, perante as câmeras de TV, a imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA, no dia 12 de outubro de 1995.
  20 a. falece o ex-tenista e fundador da griffe LACOSTE, RENÊ LACOSTE, tricampeão do torneio de ROLAND GARROS, em 12 de outubro de 1996. Lançou a moda das camisas de manga curta, usando nas competições, por causa do famoso símbolo de jacaré, criado por causa de seu apelido nas quadras - LE CROCODILE -. Morre na FRANÇA, aos 92 anos, de ataque cardíaco.    
  20 a. do encontro do corpo do consultor financeiro ABRAMO PICCIOTO, de 22 anos, no rio SOROCABA, pelos bombeiros, no dia 12 de outubro de 1996.  Ele foi seqüestrado e assassinado em SÃO PAULO, em 10 de outubro de  1996. 
  19 a. falece o cantor americano JOHN DENVER, em acidente aéreo, no dia 12 de outubro de 1997. Tinha 53 anos. O acidente aconteceu perto da cidade de MONTEREY, na costa da CALIFÓRNIA.  
  19 a. FIDEL CASTRO, presidente de CUBA desde 1959, anuncia que seu irmão RAÚL será o seu sucessor, em 12 de outubro de 1997.
  19 a. falece o engenheiro AFRANIO GOMAR, sócio do MMDC, veterano de 32. Nasceu em 17 de julho de 1923. Falece em 12 de outubro de 1997. Outras notícias nessa data: na madrugada deste domingo, em SUZUKA, o alemão MICHAEL SCHUMACHER vence o GP DO JAPÃO. É o seu 101º GP de Fórmula 1 e a sua 27ªvitória. Volta a liderar o Campeonato Mundial agora com 79 pontos. A decisão do campeonato será realizada na ESPANHA, em JEREZ DE LA FRONTERA. Seu direto adversário, JACQUES VILLENEUVE, chega em quinto e soma agora 78 pontos. HEINZ-HARALD FRENTZEN chega em segundo; EDDIE IRVINE em terceiro; MIKA HAKKINEN em quarto e JEAN ALESI em sexto completam o quadro dos pilotos que pontearam no GP DO JAPÃO. LUCINDA está com problemas na coluna e sente dores de cabeça. Não quer ir em POÁ. Telefono para TIA COTA, cumprimentando a MÔNICA, sua neta, que completa 27 anos hoje. Ela também não irá em POA.
Encontro a cidade onde nasci com muita festa por causa do DIA DAS CRIANÇAS, principalmente na PRAÇA DOS EVENTOS. Minha mãe está bem para os seus quase 89 anos. Relembra hoje o nome de seu bisavô, PRUDENTE MARIANO DIAS, que possuía um sítio enorme no Município de SÃO MANUEL. Ela toca nesse assunto porque lhe disse que no final da próxima semana SÃO MANUEL irá comemorar o Movimento Constitucionalista de 32, homenageando os poucos veteranos vivos daquela cidade. Outro assunto que minha mãe fala é a situação melindrosa dos filhos do CIDO, meu primo. Sua filha ROSELI levou um fora do “namorado”, com quem estava vivendo. O NECO, seu irmão, é um alcoólatra e viciado em tóxicos. O CIDO, meu primo, também enfrenta a doença de sua mulher. Depois da morte de TIA ANTONIETA a família se perdeu. Não me sinto bem em POÁ. Converso com ADALVO, MARIZETE, FELIPE e MÁRIO, mas tenho pressa em deixar POÁ. No retorno, ouço PORTUGUESA 0 x PALMEIRAS 0.
Na TV, assisto a chegada de BILL CLINTON na VENEZUELA. Amanhã, estará no BRASIL. Assisto CLÁSSICOS EM MANCHETE, com a orquestra sinfônica de BERLIM regida pelo maestro HERBERT VON KARAJAN.
CAMPEONATO BRASILEIRO: PORTUGUESA 0 x PALMEIRAS 0; BOTAFOGO 2 x FLUMINENSE 1; BRAGANTINO 0 x CRUZEIRO 0; UNIÃO SÃO JOÃO 0 x GOIÁS 2; INTER 1 x AMÉRICA RN 0; CRICIÚMA 0 x BAHIA 2; SPORT 1 x JUVENTUDE 2; ATLÉTICO MINEIRO 2 x GRÊMIO 1; VITÓRIA 3 x ATLÉTICO PARANAENSE 1.
O croata GORAN IVANISEVIC é o Campeão do TORNEIO DE VIENA, na ÁUSTRIA. Derrota, na final, o inglês GREG RUSEDSKI. Derrota, na final, o inglês GREG RUSEDSKI. IVANISEVIC já venceu esse torneio em 1993. Em CINGAPURA, o sueco MAGNUS GUSTAFFON, é o campeão do torneio local vencendo o alemão NICOLAS KIEFER. A suíça MARTINA HINGIS, número 1 do mundo, conquista o título de FILDERSTADT, na ALEMANHA, ao vencer a norte-americana LYSA RAYMOND.
A ex-escrava MARIA DO CARMO GENÔNIMO, de 126 anos, considerada a mulher mais velha, recebeu a extrema-unção do padre BENEDITO RAMÓN FERREIRA, da paróquia SOLEDADE, em ITAJUBÁ, MINAS GERAIS. Ela está desenganada pelos médicos.     
  18 a. anotações feitas em 12 de outubro de 1998: comemora-se nesta segunda-feira o dia de NOSSA SENHORA APARECIDA. É também o DIA DAS CRIANÇAS. É um feriado religioso e posso colocar minhas leitura atualizadas. Na biblioteca relembro as datas de 15 a 21 de outubro de 1989 a 1994. Completa-se hoje um mês do descanso eterno do MÁRIO, meu filho. Depois de sofrer durante dias, em estado de coma, partiu para o outro lado. Foi algo de difícil assimilação, mas o Criador de Todas as Coisas sabe o que faz. Para nós resta o consolo de que deve estar ele em situação bem melhor do que se aqui ficasse, sofrendo as mazelas da doença que o atingiu.
Nas notícias de TV é anunciado o Prêmio NOBEL DE MEDICINA. Três cientistas norte-americanos são os ganhadores do prêmio por terem trabalhado na descoberta do princípio ativo do VIAGRA: ROBERT FURCHGOTT, FERID MURAD e LOUIS IGNARRO.
O Comandante Geral da PMESP mandou abrir um IPM para apurar a agressão do PM SÉRGIO SANTOS PICININ contra o pedreiro RAIMUNDO BRITO DOS SANTOS, preso em flagrante e acusado de roubo de um relógio no VALE DO ANHANGABAÚ. Um cinegrafista da rede GLOBO filmou o PM no momento em que ele dava um tapa na cabeça de RAIMUNDO.
Durante o transcorrer da segunda-feira religiosa, faço alguns jogos de xadrez no computador. Não consigo mais ganhar, mas estou chegando perto disso.
  17 a. falece a lenda do basquete americano WILT CHAMBERLAIN, em 12 de outubro de 1999.
  17 a. do GOLPE MILITAR NO PAQUISTÃO, liderado por PERVEZ MUSHARRAF, no dia 12 de outubro de 1999. O premiê NAWAZ SHARIF quis destituir o Chefe do Exército, mas acabou sendo deposto. Outras anotações nesta terça-feira: Pela TV, assistimos as solenidades do DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA. O governador MARIO COVAS compareceu em APARECIDA. O cantor ROBERTO CARLOS foi recebido por 45 mil peregrinos. Deixou o alta aplaudido como um romeiro emocionado, andou na procissão e voltou a cantar no altar. O cardeal arcebispo dom IVO LORSCHEIDER rezou a última missa.
No RIO, o padre MARCELO ROSSI atraiu 161 mil fiéis no MARACANÃ.
Ainda na TV: o assassinato do TENENTE-CORONEL ALEX RONDON LOURENÇO; o caso do TENENTE-CORONEL PIMENTA (trabalhou comigo no CAES, em 1991, quando era capitão); o GRITO DOS EXCLUÍDOS em BRASÍLIA; um grupo de 15 homens invadiram a delegacia de FERRAZ DE VASCONCELOS e resgataram o preso CLAUDIMIR MENDES REINALDO. Deram rajadas de metralhadoras. O delegado ADEJAIR APARECIDO CALDEIRA, carcereiro, investigador e escrivão foram trancados no xadrez.
O crime organizado no PIAUI, cujo chefão é o CORONEL PM CORREIA LIMA, é um dos fatos apresentados pela TV nesta terça-feira.
Hoje, no ATP TOUR DE VIENA, GUSTAVO KUERTEN foi eliminado pelo croata GORAN IVANISEVIC.
Camelôs invadem um prédio no BRÁS; dom EUGÊNIO SALLES reza a última missa no MARACANÃ; um show de fogos de artifício encerra a FESTA DE APARECIDA.
Releio os dias 8 a 21 de outubro de 1990, 1991 e 1992.
Vítima de um ataque cardíaco, morreu hoje a lenda do basquete norte-americano WILT CHAMBERLAIN. Estava com 63 anos. Foi o único jogador de basquete que conseguiu marcar 100 pontos numa única partida.     
  17 a. nasce o indivíduo seis bilhões do planeta TERRA. ADNAN NEVIC entrou para a história. Ele é o ser humano de número seis bilhões, nascido na BÓSNIA, com 3,5 quilos, no dia 12 de outubro de 1999. É o primeiro filho da muçulmana HELAC FÁTIMA. Atualmente, está perto de não ter um lugar para morar, pois seus pais estão desempregados desde o seu nascimento.
  16 a. do PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA de 2000: - saiu para o chinês dissidente GAO XINGJIAN, de 60 anos, que reside em PARIS há 17 anos (contados no ano de 2000). Em 12 de outubro de 2000.
  16 a. em que o GOVERNADOR MÁRIO COVAS era submetido a uma cirurgia para extração de um pólipo no intestino, em 12 de outubro de 2000.
  16 a. do encerramento de uma REBELIÃO na PENITENCIÁRIA CENTRAL DO PARANÁ, no dia 12 de outubro de 2000. Vencidos pelo cansaço, os rebelados libertaram os reféns e concordaram em ser transferidos para outros presídios.  

ACONTECEU EM 12 DE OUTUBRO DE 2001 : -     SEXTA-FEIRA
Pela TV, acompanho as festas da PADROEIRA e o DIA DAS CRIANÇAS. Os EUA recomeçam à noite os ataques aéreos a CABUL.
Assisto na GLOBO: OS NORMAIS.
Na madrugada, MICHAEL SCHUMACHER faz a POLE POSITION para o GP do JAPÃO.

A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU - e seu secretário - geral, KOFI ANNAN, dividiram o PRÊMIO NOBEL DA PAZ pelo trabalho por um mundo "mais bem organizado e pacifico". KOFI ANNAN dedicou boa parte de sua vida a causa das Nações Unidas e aos valores universais que ela representa. Nascido em KUMASI, GANA, em 1938, ingressou no sistema da ONU em 1962, como encarregado do orçamento da Organização Mundial de Saúde. ANNAN percorreu o mundo trabalhando para organizações da ONU.  Em 1987 passou a atuar na sede nas Nações Unidas, em NOVA IORQUE, como  sub-secretário - geral para a GESTÃO DE RECURSOS. Entre 1990 e 1992, foi subsecretário para o Planejamento, Orçamento e Finanças .  Chegou a cúpula da organização em 1o. de janeiro de 1997.

ANTRAZ CHEGA A NOVA IORQUE; FBI NÃO CRÊ EM TERRORISMO. Apesar do FBI, o vice-presidente, DICK CHENEY, acha que há ligação com BIN LADEN. Uma funcionária da rede de televisão norte-americana NBC foi contaminada com a bactéria antraz, segundo teste positivo revelado hoje, em N.Y. Após três casos na FLÓRIDA, foi divulgado o 4º registro de contaminação por ANTRAZ, em NOVA YORK.

Menores em fuga, num carro roubado, invadem a RUA DAS CRIANÇAS e atropelam menores. Duas morrem e outras sete ficam feridas. A ocorrência foi ontem à noite.

A onda de protestos contra os ataques anglo-americanos ao AFEGANISTÃO teve seu dia mais violento, quando milhares de muçulmanos usaram seu dia de descanso para ocupar as ruas. Em KARACHI, no PAQUISTÃO, manifestantes enfrentaram a polícia por três horas, incendiaram uma lanchonete americana e destruíram veículos. Houve protestos também na ÍNDIA, no EGITO, nas FILIPINAS, na INDONÉSIA, no LÍBANO e no IRÃ.

O BRASIL inteiro rezou hoje pela paz no mundo. Em vários Estados, durante eventos que saudaram o dia de NOSSA SENHORA APARECIDA e comemoraram o DIA DA CRIANÇA, mais de um milhão de pessoas se uniram em orações pedindo o fim dos conflitos entre ESTADOS UNIDOS e AFEGANISTÃO e da violência urbana. Na terra da PADROEIRA DO BRASIL, em APARECIDA, 170 mil fieis deram as mãos e rezaram com o núncio apostólico do BRASIL, dom ÁLFIO RAPISARDA, e o governador GERALDO ALCKMIN. Atores da novela A PADROEIRA também participaram da corrente de fé.  Um  dos  momentos  mais emocionantes  foi quando a cantora JOANA interpretou  a música tema da novela. No RIO DE JANEIRO, 650 mil pessoas participaram do 1o. Encontro Nacional da Família pela Paz, que teve a apresentação do padre MARCELO ROSSI e de CHITÃOZINHO e XORORÓ.  Ainda no RIO, a festa dos SETENTA ANOS DA ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR também serviu para manifestações pacificas. Em BELO HORIZONTE, o evento PAZ NO MORRO reuniu moradores de bairros pobres da cidade.

PÃO DE CINCO TONELADAS É DEVORADO EM QUINZE SEGUNDOS: Um pão medindo 630 metros, preparado especialmente para as comemorações do DIA DA CRIANÇA, no bairro do BIXIGA, foi devorado em exatos quinze segundos por mais de trezentas pessoas.

NO COMEÇO DA TARDE, em BELÉM do PARÁ, foi realizada a ROMARIA RODOVIÁRIA, a primeira das procissões que antecedem o CÍRIO DE NAZARÉ. A imagem de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ percorreu 25 quilômetros seguida por um cortejo de 1.500 veículos até o município de ANANINDEUA, na região metropolitana de BELÉM. No domingo, dia 14, deverão estar presentes quase dois milhões de fiéis  no CÍRIO DE NAZARÉ, a maior festa católica do BRASIL.

A FORD DO BRASIL inaugurou sua nova fábrica em CAMAÇARI, SALVADOR (BA). Entre os presentes, o governador do CEARÁ, TASSO JEREISSATI e o ex-senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES.

Criada a ALLTV por ALBERTO LUCHETTI. Reúne conteúdo de jornal, o imediatismo e a agilidade do rádio, a plástica em imagem da televisão e a interatividade da Internet. É a primeira televisão 24 horas da Internet. Ela é ao vivo para permitir a interação com o público, pois se fosse gravada não seria possível.



2 002  : -SÁBADO -RADICALISMO – ANOS DILACERADOS Nº SEIS.
Na madrugada, em SUZUKA, JAPÃO, desenvolve-se o treino classificatório para o GP DO JAPÃO. MICHAEL SCHUMACHER faz a sua 50ª POLE POSITION. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO fica em segundo; DAVID COULTHARD tem o terceiro tempo; KIMMI RAIKKONEN em quarto; RALF SCHUMACHER em quinto; JUAN PABLO MONTOYA em sexto.

O maior santuário mariano do mundo deve receber hoje, feriado nacional da PADROEIRA DO BRASIL, cerca de duzentos mil turistas. A previsão é de que o número de visitantes, neste ano, no SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA, seja 50% maior que no feriado do ano passado, por causa das eleições que atrapalharam as visitas no dia 6 de outubro. Para este ano, a direção da BASÍLICA preparou dois shows. O cantor SÉRGIO REIS cantará na missa das 8 horas, transmitida pela TV CULTURA. A outra atração será a cantora JOANA, que se apresentará duas vezes, na missa das 10 horas e na PRAÇA JOÃO PAULO II, às 19 horas, no encerramento da festa.

A 43ª festa em homenagem a SANTA EDWIGES começa hoje na paróquia do SACOMÃ, na zona sul. Protetora dos pobres e endividados. A data oficial da santa é dia 16 de outubro. Neste ano, os festejos acontecerão até o dia 20, com o lema “COMUNIDADE, FRATERNIDADE E PAZ”.

Durante o transcorrer deste sábado, assisto na TV as diversas festas para as crianças, transcorridas em ginásios, parques, escolas, jardins. O ponto alto da data é a festa de NOSSA SENHORA APARECIDA, com milhares de romeiros na cidade da santa, num dos dias mais quentes do ano.

Recebo em casa o convite do 32º ANIVERSÁRIO DA ROTA, a acontecer no próximo dia 15 de outubro. Uma viatura da ROTA vem entregar esse convite.

CAMPEONATO BRASILEIRO : - FIGUEIRENSE 0 x SÃO PAULO 3; PARANÁ 1 x VITÓRIA 0; SÃO CAETANO 2 x VASCO 0 ; PALMEIRAS 2 x JUVENTUDE 2. Com esses resultados, o SÃO CAETANO torna-se líder do certame.
 
Na disputa pelo segundo turno, o candidato LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sai na frente, com 26 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato JOSÉ SERRA, segundo pesquisa do DATAFOLHA. LULA está com 58% das intenções de voto e SERRA com 32%. O candidato derrotado CIRO GOMES participou de reunião de partidos que apoiam LULA e reiterou sua adesão ao candidato petista. SERRA, que assistiu à missa na BASÍLICA DE APARECIDA, ao lado do governador GERALDO ALCKMIN, reafirmou o compromisso de participar de debates e pediu ao adversário que faça o mesmo.

GILBERTO GIL e seus convidados levaram 140 mil pessoas ao IBIRAPUERA, hoje à tarde. “Para mim, as crianças não crescem. Por isso, o dia de hoje é dedicado a todos”, disse o cantor, antes de entoar a primeira música do repertório, que teve “REGGAES” de BOB MARLEY e antigos sucessos. Convidada de honra, RITA LEE chegou usando manto e coroa, numa homenagem à PADROEIRA DO BRASIL. Ao final, o músico baiano recebeu o título de CIDADÃO PAULISTANO, concedido pela CÂMARA MUNICIPAL.

O crime contra JÚLIA TORRES DE OLIVEIRA, 54 anos, nesta noite, está cercado de mistério. A advogada protetora de animais foi tirada de dentro da casa que mantinha no CLUBE DE CAMPO PARQUE ORQUIDIANA, no bairro BONSUCESSO, em GUARULHOS, e assassinada a facadas. O corpo de JÚLIA foi encontrado pelo COE no final da noite, cerca de 200 metros da casa, ainda dentro da propriedade. Estava caída ao lado de uma mureta de cerca de 50 cm de altura e de um arbusto. Tinha as roupas rasgadas e dezenas de ferimentos a faca no tórax e no pescoço.

Uma colisão entre um ônibus e uma carreta carregada de feijão causou a morte de 19 pessoas, deixou 6 em estado grave e 21 com ferimentos generalizados. O acidente ocorreu às 5:30 horas no km 488 da Rodovia RAPOSO TAVARES, na região de ASSIS. O ônibus teria invadido a pista contrária, quando seguia no sentido São Paulo–Interior, atingindo o caminhão. Os parentes de presos da Penitenciária de DRACENA teriam alugado esse ônibus clandestino para a visita de fim de semana.

Um caminhão carregado de pedaços de borracha pegou fogo, hoje à tarde, no km 83 da VIA DUTRA. O acidente causou sete quilômetros de congestionamento na pista RIO–SÃO PAULO. O trânsito esteve interditado por duas horas nos dois sentidos para que o fogo pudesse ser controlado e por causa da fumaça preta que se formou no céu. O fogo também se alastrou pelo acostamento. A carreta do caminhão ficou completamente queimada. O motorista nada sofreu.

MORREU, aos 64 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante, o GENERAL MARCELLO RUFINO DOS SANTOS, chefe do ESTADO MAIOR DO  EXÉRCITO, cargo que ocupava desde 9 de novembro de 2000. Era o mais antigo oficial general da ativa e, se fosse seguido o critério da antigüidade nas nomeações a ser feito pelo novo governo, ele seria indicado comandante do Exército, a partir de janeiro de 2003. O GENERAL RUFINO morreu em ANGRA DOS REIS, onde passava o final de semana com sua família.

Foi uma maratona de fé. Pelo menos 200 mil pessoas estiveram hoje no SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA. Na missa das 8 horas, a imagem de NOSSA SENHORA foi carregada pelo “caubói” RODRIGO, do BIG BROTHER, e a música ROMARIA foi interpretada por SÉRGIO REIS, que emocionou o público. Na missa das 10 horas, ALCKMIN e SERRA participaram da celebração.

Cerca de 1,8 milhão de romeiros deverá participar amanhã, na capital paraense, do CÍRIO DE NAZARÉ, a maior festa católica do BRASIL. Hoje pela manhã, pequenas romarias que antecedem a grande procissão foram realizadas pelas Avenidas de BELÉM e de ANANINDEUA, município da região metropolitana. A celebração culminou com um desfile de 700 barcos, que conduziram a imagem de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ pela BAÍA DE GUAJARÁ, saindo de ICOARACI até o cais da capital, onde a santa foi recebida pelo arcebispo dom VICENTE ZICO.

O PAPA JOÃO PAULO II decidiu transferir o núncio apostólico dom ÁLFIO RAPISARDA para PORTUGAL. A decisão foi comunicada à Conferência dos Bispos do Brasil. Na estrutura da Igreja, o núncio representa o VATICANO ao lado do governo. Em dez anos no BRASIL, um dos principais problemas de dom ÁLFIO foi o conflito entre as alas progressista e conservadora do episcopado.

GUSTAVO KUERTEN derrotou o francês ARNAUD CLEMENT no ATP DE LYON e enfrentará outro francês, na decisão do título : PAUL-HENRI MATHIEU, de 20 anos, que hoje bateu o dinamarquês KRISTIAN PLESS.

O ator TARCÍSIO MEIRA foi submetido a uma microcirurgia no joelho neste sábado. Passa bem.

O ator americano DENNIS PATRICK, de 84 anos, da série DALLAS, morreu em LOS ANGELES, em um incêndio em sua casa.

O maestro americano RAY CONNIFF morreu hoje em LOS ANGELES, aos 85 anos, em conseqüência de um derrame sofrido a seis meses que deixou o lado esquerdo paralisado. Ele sentiu-se mal após sair de um restaurante e foi levado a um hospital, onde acabou morrendo. O maestro que tornou-se conhecido graças as versões orquestrais para uma série de standards da música internacional nasceu numa família de músicos (o pai era trombonista, a mãe tocava piano). Ele também tocou trombone nos primeiros anos da carreira, mas logo também se tornaria um arranjador conceituado, tendo ainda atuado nas bandas de feras do jazz como ARTIE SHAW e HARRY JAMES. Ao todo, ele gravou mais de 90 álbuns, com versões para sucessos de artistas tão diferentes quanto a dupla SIMON & GARFUNKEL e o cantor FRANK SINATRA. Vendeu 65 milhões de discos e faturou o GRAMMY por sua gravação de “SOMEWHERE MY LOVE”. CONNIFF tinha uma ligação muito forte com o BRASIL e a música brasileira. Esteve por doze vezes no País. A primeira foi no FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO, no RIO, em 1961, e desde então a cada CD lançado ele realizava uma turnê nacional. Sua última apresentação foi em setembro de 2001. Além disso, gravou um disco com canções de ROBERTO CARLOS (“DO RAY PARA O REI”) e outro com sucessos sertanejos (“S COUNTRY”).
RAY CONNIFF conheceu o sucesso já em seu disco de estréia, “S´WONDERFUL”, lançado em 1956. Um clássico da música internacional – BESAME MUCHO – LA MER; PALOMA BLANCA; o excepcional arranjo de AQUARELA DO BRASIL e “NEW YORK, NEW YORK”, são outros de seus estrondosos sucessos. Na década de 60, suas vendas explodiram, e seus shows passaram a ser solicitados pelo mundo afora.

Há DEZ ANOS, uma tempestade levou para o fundo do mar aquele que o seu inseparável amigo SEVERO GOMES, morto também no mesmo acidente, batizou de “o grande timoneiro” do barco da oposição, o deputado ULYSSES GUIMARÃES. DOUTOR ULYSSES foi um dos raros políticos da história do BRASIL a acumular simultaneamente os mais importantes cargos da República: presidente do então maior partido do País, o PMDB; presidente da Câmara dos Deputados, por três mandatos; presidente da Assembléia Nacional Constituinte e, por 19 vezes, no Governo SARNEY, presidente da República em exercício.

A polícia americana confirmou hoje que o homem morto ontem, no CONDADO DE SPOTSYLVANIA, na VIRGÍNIA, é a décima vítima do franco–atirador que vem realizando uma série de assassinatos no Estado de WASHINGTON. Ao todo, oito pessoas já foram mortas pelo atirador e outras duas ficaram feridas. Os ataques começaram em 2 de outubro.

Pelo menos 28 pessoas morreram hoje na ilha de BALI, na INDONÉSIA, em decorrência de duas fortes explosões. Dezoito mortos são turistas. Mais de cem pessoas ficaram feridas. Entre eles estão cidadãos americanos, australianos e britânicos. Uma das bombas explodiu num clube noturno na praia de KUTA, um ponto turístico popular. A outra explosão aconteceu no centro de DENPASAR, capital de BALI, a cerca de 250 metros do consulado dos EUA.
 
FALECEU na noite deste sábado, em MISSISSIPI, o historiador STEPHEN AMBROSE autor de O DIA D, considerada a obra mais completa sobre o desembarque aliado na NORMANDIA, em 6 de junho de 1944. AMBROSE tinha 66 anos e sofria de câncer no pulmão.

Assisto na GLOBO, com início às 23:10 horas, o filme E O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO – de 1998, com REBECCA DeMORNAY, WILLIAM G. MACY, MIKE NUSSBAUM e FRANCES STERNHAGEN. Uma trambiqueira que deve dinheiro à MÁFIA foge para cidade do interior e se envolve com o dono da oficina de carros local. Logo, os marginais da organização criminosa estão atrás da dupla. O final é surpreendente.

No MARACANÃ, a dupla SANDY e JÚNIOR superou o desafio de enfrentar uma platéia de 70 mil fãs no maior estádio do mundo, que já recebeu astros internacionais como FRANK SINATRA e ROLLING STONES. Mas bastaram os primeiros acordes da guitarra de JÚNIOR em “NÃO DÁ PRA NÃO PENSAR”, seguida da voz de SANDY, para levar ao delírio os milhares de adoradores da dupla, no DIA DAS CRIANÇAS. Foram 100 minutos de vibração com o espetáculo já visto na ALEMANHA, COLÔMBIA, FRANÇA e PORTUGAL, que marcou o início da carreira internacional dos filhos de XORORÓ. Na platéia, o predomínio era de crianças.

Foi descoberta uma tumba completa em MACHU PICCHU, no PERU, a primeira desde que as ruínas da cidade inca foram encontradas pelo arqueólogo americano HERAM BINGHAM, em 1911. Ao lado de um esqueleto, provavelmente de uma mulher, havia ornamentos de bronze, uma panela de pedra e um pote de barro.

2 003  :  -    DOMINGO
O CÍRIO DE NAZARÉ deverá reunir, hoje, cerca de dois milhões de pessoas no centro de BELÉM. A procissão – que percorre os 4,5 km entre a Catedral da SÉ e a Basílica de NAZARÉ – ocorre a 211 anos. A festa religiosa começou ontem com a romaria fluvial. A imagem da santa foi conduzida numa corveta da Marinha, do Porto de ICOARACI até o cais do Porto de BELÉM.

Com temperatura baixa, mas não desagradável, vou fazer mais uma viagem até POÁ, onde almoço com minha mãe. Por volta das 10 horas estou caminhando pela Avenida Brigadeiro FARIA LIMA e percebendo que o local, onde funcionou um restaurante (de maneira sempre vazio, não podendo mesmo ir para a frente), passando a Rua AUAD ABRAHÃO, está sendo reformado. Na esquina com a Rua LUIZ SARRACENI, o prédio onde outrora foi uma padaria e onde também funcionou o CENTRO EDUCACIONAL PITÁGORAS, cada vez mais está em ruínas, caindo aos pedaços, além da sujeira nas imediações. Chego em POÁ às 12:30 horas. Encontro minha mãe bem animada, alegre por estar já com a refeição pronta: a MARIZETE trouxe uma feijoada, couve, mandioca, e isso facilita o seu trabalho na cozinha. Converso com o FELIPE. O menino irá para GUAIANAZES, com seu pai, logo em seguida. MARIZETE vem conversar conosco já quase no horário de minha partida. O meu primo RENATO conta que RUBENS BARRICHELLO venceu o GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO e que MICHAEL SCHUMACHER, chegando em oitavo, tornou-se HEXACAMPEÃO MUNDIAL DE PILOTOS. Também comenta a vitória apertada da seleção brasileira frente à JAMAICA por 1 a 0, gol marcado por ROBERTO CARLOS.
Minha mãe comenta comigo a festa de NOSSA SENHORA APARECIDA e lembra de outras solenidades religiosas que acontecem, todo o ano, em POÁ, ITAQUÁ, SANTOS, GUARULHOS. Também lembramos que hoje é o DIA DAS CRIANÇAS, sendo que eu dou um presente para o meu neto, o FELIPE. Depois da refeição, descansamos até quase 16 horas.
O retorno para GUARULHOS é tranqüilo. Numa van que pego na ARMÊNIA, venho ouvindo a derrota do CORINTHIANS para com o SÃO PAULO, nesta tarde, pelo CAMPEONATO BRASILEIRO. O tricolor vence por 3 a 0. O SÃO PAULO está agora na quarta colocação do certame, com 61 pontos. O CRUZEIRO, que venceu hoje o ATLÉTICO MINEIRO por 1 a 0, continua na liderança absoluta. Outros resultados: JUVENTUDE 1 x PARANÁ 1; FIGUEIRENSE 4 x CRICIÚMA 2; VITÓRIA 2 x BAHIA 1; INTER 0 x GRÊMIO 1; FLAMENGO 2 x VASCO 1; GOIÁS 6 x FLUMINENSE 1.

Deu a lógica. Apesar de passar por dificuldades inesperadas no GP DO JAPÃO, em SUZUKA, o alemão MICHAEL SCHUMACHER conquistou na madrugada deste domingo seu sexto título mundial na F 1. Com isso, bateu o recorde de cinco conquistas do argentino JUAN MANOEL FÂNGIO, transformando-se numa lenda viva do automobilismo mundial. Sua conquista ofuscou a vitória do brasileiro RUBENS BARRICHELLO, sua segunda na temporada e sétima na carreira. SCHUMACHER chegou em oitavo. O título foi recheado de momentos dramáticos para SCHUMACHER, que precisava apenas chegar em oitavo para ser hexacampeão. Depois de largar em 14º lugar, perdeu o bico de sua Ferrari num acidente com TAKUMA SATO na sexta volta e teve de parar nos boxes, indo para último lugar. Na 42ª volta, quando estava em sétimo, se envolveu em outro acidente, com seu irmão RALF e o brasileiro CRISTIANO DA MATA, que terminou em sétimo. O finlandês KIMI RAIKKONEN, que teria de vencer para ter chance, terminou em segundo. O terceiro foi DAVID COULTHARD, com JENSON BUTTON em quarto; JARNO TRULLI em quinto; TAKUMA SATO em sexto.
 
A ALEMANHA venceu hoje a SUÉCIA por 2 a 1, de virada, em CARSON, nos EUA, conquistando pela primeira vez o título do CAMPEONATO MUNDIAL FEMININO DE FUTEBOL.

O piloto brasileiro GIL DE FERRAN despediu-se das pistas da melhor maneira possível: vencendo. O piloto da PENSKE ganhou o GRANDE PRÊMIO DO TEXAS da IRL (INDY), mas o título da temporada acabou nas mãos do neozelandês SCOTT DIXON, que terminou a corrida em segundo. Prevista para ter 200 voltas, a prova acabou na 195, oito após o acidente entre THOMAS SCHECKTER e DENNY BRACK. Sem tempo para liberar a pista, a organização preferiu encerrar a corrida.

Quase duas mil baguetes, que ocuparam 600 metros de um quarteirão, foram enfileiradas na Rua RUI BARBOSA. O evento se repete a sete anos. “No ano passado, foram 580 metros. No próximo, com certeza, será ainda maior”, prometeu o organizador da festa, WÁLTER TAVERNA, de 69 anos. Além dos pães, não faltaram atrações musicais e distribuição de brinquedos. A festa teve a participação de sósias do PAPA JOÃO PAULO II, ROBERTO CARLOS, TIM MAIA e CHACRINHA. O imitador do PAPA, ELY RIBEIRO MAGALHÃES, de 73 anos, chegou a “abençoar” os pães.

FALECEU O CORONEL Ref. ANIVALDO DE CAMPOS. Nasceu em 19 de fevereiro de 1930. Foi admitido na GUARDA CIVIL em 16 de novembro de 1949. Subinspetor de 21 abril de 1958; Inspetor em 25 de janeiro de 1960; Inspetor de Divisão em 25 de janeiro de 1963; Inspetor de Agrupamento em 25 de janeiro de 1970. Com a fusão GC-FP, foi apostilado MAJOR em 9 de abril de 1970. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 15 de dezembro de 1975.

A romaria do CÍRIO DE NAZARÉ durou cinco horas e meia e reuniu nas ruas centrais de BELÉM cerca de dois milhões de católicos. Milhares de romeiros do interior da AMAZÔNIA, de outros Estados do País e até do exterior acompanharam o andor com a imagem de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, pagando promessas por graças alcançadas. O presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, enviou mensagem às autoridades governamentais e eclesiásticas do PARÁ, afirmando que a festa religiosa em homenagem à padroeira dos paraenses é um exemplo marcante de fé e devoção.

A Festa de NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL, levou para o SANTUÁRIO NACIONAL, em APARECIDA, cerca de 160 mil pessoas. O número é menor que o registrado em 2002, quando a Basílica recebeu 193 mil fiéis. A redução foi causada pelo mau tempo. No sábado, choveu durante todo o dia e o número de visitantes caiu pela metade. Hoje, o tempo ficou fechado, mas sem chuva. A missa solene foi celebrada pelo arcebispo da Diocese de APARECIDA, dom ALOÍSIO LORSCHEIDER, e reuniu cerca de 30 mil pessoas – entre elas, o governador GERALDO ALCKMIN, a primeira dama ANA LÚCIA ALCKMIN e o vice-governador CLÁUDIO LEMBO.

Hoje à tarde a aeronave T-25 UNIVERSAL, prefixo FAB 1939, caiu na BASE AÉREA DE SANTA MARIA, durante a EXPOSIÇÃO AERONÁUTICA 2003. O piloto, tenente-coronel aviador JARBAS ALENCAR TERRES DUTRA, morreu. Os motivos do acidente ainda não foram apurados, mas se acredita que o avião caiu durante a manobra. Ele bateu no solo, entre a pista de táxi e a de pouso. Cerca de dez mil pessoas assistiam ao evento. Ninguém se feriu.

O italiano VALENTINO ROSSI venceu o GP da MALÁSIA de motovelocidade, consagrando-se campeão da temporada 2003. É o terceiro título consecutivo do piloto na categoria 500 cilindradas. Ele assegurou o título por antecipação, duas corridas antes do término da temporada. Em SEPANG, na MALÁSIA.

O técnico OSWALDO DE OLIVEIRA anunciou sua saída do FLAMENGO por divergências com os dirigentes do clube, após a vitória por 2 a 1 sobre o VASCO , no MARACANÃ.

FALECEU o jornalista ALESSANDRO PORRO. Durante cinco décadas de uma carreira que começou em NÁPOLES, acompanhou acontecimentos marcantes do século XX. Viajou por boa parte do Planeta em função do trabalho como correspondente em LONDRES, PARIS, ROMA, BUENOS AIRES e TEL AVIV, passando também por SÃO PAULO e RIO. No seu livro CASAMENTO & DIVÓRCIO, entre outros que escreveu, ele conta passagens dramáticas, tensas ou divertidas dessas andanças profissionais agitadas e envolventes, além de histórias de sua vida a partir da infância de menino judeu na ITÁLIA fascista durante a Segunda Guerra Mundial – pontuada por seis casamentos, seis divórcios e quatro filhos.
   
Seis iraquianos morreram e pelo menos 30 ficaram feridos hoje, após a explosão de dois carros-bomba em frente a um hotel de BAGDÁ usado por autoridades dos EUA. Os terroristas suicidas atravessaram a barreira de concreto que protegia o prédio e detonaram a carga explosiva. O atentado é mais um golpe ao presidente GEORGE W. BUSH, que tenta conseguir apoio à ocupação do IRAQUE ressaltando os sucessos do pós-guerra. O hotel é conhecido por ser utilizado por funcionários da CIA, autoridades da coalizão liderada pelos EUA, seus parceiros iraquianos do Conselho de Governo e empresários.

Mais de duas mil pessoas participaram hoje, em BALI, INDONÉSIA, de uma cerimônia em memória dos 202 mortos há um ano na ilha, em atentados assumidos pelo grupo JEMAAH ISLAMIYAH, ligado à rede AL-QAEDA. Lá, às 23:08 horas – hora exata em que os terroristas explodiram os dois clubes noturnos – também foi feito um momento de silêncio. “É uma perda que não poderá ser nunca reparada”, disse o primeiro-ministro australiano, JOH HOWARD , em BALI. Também houve homenagens em vários lugares da AUSTRÁLIA, país de origem de oitenta e oito vítimas.

Após uma operação que durou 26 horas, neurocirurgiões americanos especializados em pediatria conseguiram separar, com êxito, dois irmãos siameses egípcios, de dois anos de idade, que nasceram unidos pela parte superior de suas cabeças. Os médicos do Centro Médico Infantil, de DALLAS, TEXAS (EUA), haviam passado a noite separando a intrincada conexão de vasos sangüíneos que se encontra entre os cérebros de AHMED e MOHAMED IBRAHIM – a parte mais perigosa da operação.

MORREU, aos 75 anos, a viúva do fundador do McDonald´s – RAY KROC – JOAN B. KROC, dona de uma fortuna de 1,7 bilhão de dólares. Tinha um câncer no cérebro. Em SAN DIEGO, EUA.

2 004  :    -   TERÇA-FEIRA
Mais de 450 metros de pão e quase uma tonelada de mortadela serão devorados hoje, a partir das 10 horas, na festa do “MAIOR SANDUICHE DO MUNDO”. O evento é promovido pela SOCIEDADE DAS TRADIÇÕES E DO PROGRESSO DA BELA VISTA (SODEPRO) e acontece na região central de SÃO PAULO. O sanduíche gigante está montado em formato retangular e receberá a bênção de um padre da Igreja NOSSA SENHORA DE ACHIROPITA.
WÁLTER TAVERNA, presidente da SODEPRO, conta que 150 pessoas vão ajudar na montagem do lanche, que pesa 3,5 toneladas. Cerca de 4 mil pessoas são esperadas no encontro, que será animado por músicos e sósias de celebridades com PELÉ, CHACRINHA e o PAPA JOÃO PAULO II. O trecho da Rua RUY BARBOSA entre a Rua CONSELHEIRO CARRÃO e a PRAÇA DOM ORIONE ficará interditado pela CET, entre 6h e 12 horas.
Na zona leste, o SESC ITAQUERA, em parceria com a CUT, promove hoje o segundo dia do “CUT CIDADÃO”, um evento gratuito que traz shows e serviços de utilidade pública. A partir das 12 horas, o público pode conferir atrações como FALAMANSA, BANDO DE MARIA, EXPRESSÃO REGUEIRA, LEÕES DE ISRAEL, SAMB. E e TOM MAIOR. Os visitantes também poderão emitir primeira via de documentos, medir pressão arterial, fazer exames oftalmológicos, massagem, limpeza de pele, corte de cabelo. Crianças têm atividades especiais. Ontem, no primeiro dia, foram registrados cerca de 14 mil visitantes no SESC. As maiores atrações do dia foram os shows dos ídolos adolescentes WANESSA CAMARGO e KLB.

HOJE, DIA DA PADROEIRA, a programação começa às 5 horas, com alvorada festiva. A primeira missa está marcada para as 5:30 horas. Ao longo do dia estão programadas missas e shows. Durante a missa das 13 horas, o SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA vai aderir à Campanha do Desarmamento. Quinze motociclistas vindos do RIO DE JANEIRO vão entregar armas durante a missa. O objetivo é que as armas sejam o símbolo do compromisso pela paz da celebração. Logo após a missa, elas serão levadas para a sala dos milagres. O encerramento das festividades na cidade será às 19 horas, com a apresentação dos meninos e meninas do grupo PEQUENOS MÚSICOS do SANTUÁRIO DE APARECIDA (PROJETO PEMSA), na BASÍLICA.   

O WÁLTER TAVERNA convidara-me para a sua festa do maior sanduíche do mundo, mas levanto tarde e sem ânimo para sair de casa. Não estou bem neste feriado. Apenas trabalho no computador e assisto as notícias na TV, com respeito às solenidades que estão sendo realizadas para NOSSA SENHORA APARECIDA, em várias partes do BRASIL, notadamente a de APARECIDA, onde milhares de romeiros invadiram o município sede da BASÍLICA da PADROEIRA DO BRASIL.

LUCINDA recebe um telefonema do seu irmão AMÉRICO. Ele lhe conta que o primo ANGELINO, que teve problemas em seus pés, devido diabetes, perdeu as duas pernas, estando em situação lastimável. Ele tem guardado alguns documentos muito importantes acerca de terras que pertenciam ao velho INDALÉCIO, avô da LUCINDA. Tentaram conseguir na Justiça algum benefício, mas não há união na família e um desconfia do outro. Resultado: os anos se passaram, as pessoas foram morrendo e ninguém ganhou nada por causa da discórdia e da ambição.     
O candidato a prefeito, JOSÉ SERRA, assistiu hoje a missa solene de celebração ao dia de NOSSA SENHORA, na BASÍLICA DE APARECIDA. “Não fiz nenhum pedido especial. Não pedi a vitória na eleição, mas se me for concedida, ficarei muito feliz. Não vim em busca de sorte, vim em busca de participar dessa comemoração”, afirmou o tucano, que disse ter achado a celebração emocionante. SERRA assistiu à missa acompanhado do governador GERALDO ALCKMIN, da primeira-dama MARIA LÚCIA ALCKMIN, do seu candidato a vice, GILBERTO KASSAB, do secretário de Educação do Governo, GABRIEL CHALITA, e do deputado federal WÁLTER FELDMAN.

O ex-prefeito PAULO MALUF e seu filho FLÁVIO foram indiciados hoje pela Polícia Federal pela prática de cinco crimes: lavagem de dinheiro, evasão fiscal, sonegação fiscal, formação de quadrilha e peculato. Os delitos constam de inquérito que apura suposto envio ilegal de dinheiro ao exterior. MALUF e FLÁVIO chegaram à PF, na LAPA, zona oeste de SÃO PAULO, por volta das 10 horas, e estavam acompanhados por seus advogados. MALUF foi interrogado pelo delegado da PF, PROTÓGENES QUEIRÓS, que veio de BRASÍLIA para ouvir o ex-prefeito. Também estava presente o procurador da República, PEDRO BARBOSA. O delegado da PF atua na Divisão de Inteligência Policial em BRASÍLIA. Trabalhou em 2000 na Delegacia de Combate ao Crime Organizado, em SÃO PAULO, e mais recentemente na operação que prendeu o empresário LAW KIN CHONG, numa tarefa indicada pelo diretor-geral do órgão, PAULO LACERDA.
PEDRO BARBOSA é procurador criminal do Ministério Público Federal há pelo menos oito anos. Atua na área de lavagem de dinheiro e crime fazendários. Há anos atua no caso sobre suposto envio de dólares para fora do país por MALUF.
No interrogatório, MALUF não respondeu às perguntas e só deve se manifestar na Justiça. Ele e sua família sempre negaram ter dinheiro no exterior. Em nota, MALUF afirmou que foi depor “de livre e espontânea vontade”. Em março deste ano, a SUÍÇA liberou para a Justiça brasileira documentos revelando contas bancárias que pertenceriam a MALUF e à sua família naquele país. Os documentos comprovariam o destino do dinheiro que, supostamente, foi desviado de cofres públicos, através de superfaturamento de obras durante sua última gestão na Prefeitura.

O SARGENTO PM PAULO CÉSAR PEREIRA, de 37 anos, matou a mulher, ADRIANA DE ARAÚJO MACEDO, de 33 anos, a tiros e, em seguida, cometeu suicídio, hoje pela madrugada, em CAMPINAS. O crime ocorreu em uma casa no JARDIM NOVO CAMPOS ELÍSEOS, onde ADRIANA morava havia cerca de seis meses, depois de o casal se separar. PEREIRA era do GATE, da CAPITAL, mas morava em CAMPINAS.

O sindicalista e ex-PM SEVERINO TEOTÔNIO DO NASCIMENTO, o “TITONHO”, de 37 anos, foi morto a tiros ontem à noite em ITANHAÉM. Ele era acusado de formação de quadrilha, crime contra a organização do trabalho e tinha cinco passagens por homicídio. Uma das acusações era a da morte do presidente do SINDICATO DOS CONDUTORES DE GUARULHOS, MAURÍCIO ALVES CORDEIRO, morto em novembro de 2001. Na época, o sindicalista chegou a cumprir pena da Casa de Detenção Provisória de GUARULHOS. “TITONHO” foi morto em um bar no bairro de SANTA CRUZ. Ele estava em companhia de LUIZ RODRIGUES GONÇALVES, de 30 anos, e ALVINO RODRIGUES CHINA, de 40, quando duas pessoas chegaram atirando. NASCIMENTO morreu na hora. Os outros dois ficaram feridos e estavam hospitalizados até a noite de hoje. A polícia suspeita que se trata de um acerto de contas entre bandidos.

Cerca de 150 mil pessoas estiveram hoje em APARECIDA para homenagear a PADROEIRA DO BRASIL no seu dia. A missa solene, celebrada às 10 horas, atingiu a lotação máxima da basílica, com 45 mil fiéis. Sentados, na primeira fileira, estavam o governador GERALDO ALCKMIN, acompanhado pela primeira-dama LU ALCKMIN, pelo secretário de Educação, GABRIEL CHALITA e pelo candidato JOSÉ SERRA. A celebração, presidida por dom LORENZO BALDISSERI, núncio apostólico, contou com a participação de MARIA BETHÂNIA, que emocionou os fiéis ao cantar “ROMARIA” no encerramento da cerimônia. Neste momento, pedaços de papéis prateados foram lançados do alto da basílica e do lado de fora fogos de artifícios foram estourados. BETHÂNIA, que chegou acompanhada por sua mãe, dona CANÔ, interpretou outras três músicas religiosas durante a missa.  CHALITA foi convidado a fazer a leitura de ESTER e ALCKMIN o APOCALÍPSE DE SÃO JOÃO. Na homilia, dom LORENZO destacou a importância do SANTUÁRIO NACIONAL como lugar privilegiado para a evangelização da igreja. “APARECIDA é a capital espiritual do BRASIL”, disse o núncio. Houve encenações dos pescadores encontrando a imagem de NOSSA SENHORA, a chegada dos apóstolos SÃO MATHEUS, SÃO MARCOS e SÃO LUCAS e, no final, cerca de trinta crianças com coroas de flores e carregando rosas brancas subiram ao altar.

A imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA foi levada no início da manhã a SALESÓPOLIS, para abençoar a nascente do RIO TIETÊ. Depois, pela primeira vez, em homenagem à santa, já na Capital, foi realizada uma procissão fluvial no TIETÊ. Na embarcação, acompanharam a imagem da santa o padre PALMIRO PAES e o bispo de BRASILÂNDIA, dom JOSÉ BENEDITO. Logo que o barco começou a se deslocar pelo rio, os devotos, que assistiam à cena sobre a PONTE DA CASA VERDE, aplaudiram e jogaram pétalas de rosas.

O senador baiano ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES (PFL), internado para exames cardiológicos no INCOR, recebeu hoje a visita de amigos, entre eles o senador EDUARDO SUPLICY (PT) e o cantor e agora vereador de SÃO PAULO, AGNALDO TIMÓTEO (PP). “Eu estou ótimo”, disse, bem humorado, o senador. O pefelista deverá passar amanhã por exames de tomografia e ressonância magnética.

Parentes do sertanista e ex-presidente da FUNAI, JOSÉ APOENA SOARES DE MEIRELLES, divergem sobre o motivo de seu assassinato, na noite de sábado, em PORTO VELHO. Cerca de cem pessoas acompanharam o enterro. Durante uma cerimônia ecumênica, o índio xavante SEREBURÃ, 86 anos, homenageou o amigo.

Ao som de canções de jazz, tradicionais em funerais de NOVA ORLEANS (EUA), o corpo do escritor FERNANDO SABINO foi sepultado hoje pela manhã no cemitério SÃO JOÃO BAPTISTA, no RIO. SABINO morreu, em casa, na tarde de ontem, vítima de câncer no fígado. Companheiros do THE RAMBLERS TRADITIONAL JAZZ BAND, grupo que tinha o escritor como baterista, executaram “JUST A CLOSER WALK WITH THEE” e “WHEN THE SAINTS GO MARCHIN´IN”, próximos à sepultura. “Esta foi a forma encontrada por nós para homenageá-lo. Uma pessoa alegre que adorava a música”, disse o médico MÁRCIO CINTRA, que toca clarinete na banda. O velório reuniu intelectuais e escritores. Nenhum representante do alto escalão do governo federal esteve no cemitério ou mandou uma coroa de flores. O BOTAFOGO enviou uma coroa e uma bandeira. O poeta THIAGO DE MELLO era um dos mais comovidos, chorando ao falar do amigo. “Estou muito emocionado pela mistura de saudade e gratidão. Quando estava no exílio, ele me visitou e me deu um livro seu, em que, depois, encontrei um envelope com uma boa quantidade de dinheiro, que deu para me alimentar durante um bom período”. “Ele fazia uma literatura saudável. Escrevia com prazer, para ser lido com prazer!”, disse o poeta FERREIRA GULLAR. O teatrólogo MARCELO ANDRADE disse que SABINO determinou que nenhuma obra inédita seja editada.

Os iatistas ROBERT SCHEIDT e BRUNO PRADA venceram a TAÇA OSCAR WECKERLE, em SANTOS, e se classificaram para o MUNDIAL DE STAR, que será disputado em fevereiro de 2005, na ARGENTINA. Heptacampeão mundial e bicampeão olímpico na classe LASER, SCHEIDT anunciou recentemente sua mudança para a classe STAR, na qual terá como adversários os também bicampeões olímpicos TORBEN GRAEL e MARCELO FERREIRA.
    
Sete mesquitas sunitas foram atacadas hoje em uma operação do Exército americano em conjunto com as forças do IRAQUE. A ação aconteceu em RAMADI, cidade reduto de sunitas no oeste do IRAQUE. Pelo menos, dois iraquianos foram mortos. As mesquitas eram suspeitas de “abrigar terroristas conhecidos, esconder armas ilegais, promover violência contra o povo iraquiano e encorajar o recrutamento de insurgentes”, declararam militares dos EUA. Em meio aos choques, as tropas detiveram o xeque ABDUL ALEIM SADI, um importante clérigo e líder local da influente Associação de Acadêmicos Muçulmanos.  
Em FALLUJAH, ataques dos EUA deixaram seis mortos. Um dos alvos foi o restaurante “HAJI HUSSEIN”, no centro da cidade, onde morreram dois trabalhadores e várias pessoas ficaram feridas. O outro bombardeio atingiu uma casa no bairro de AL ASKARI, onde deixou quatro mortos, e as fontes médicas não descartam que restem mais vítimas sob os escombros. O restaurante esteve sob controle de organização terrorista durante mais de um ano. O outro local servia de refúgio de rebeldes.

Os corpos de nove jovens japoneses foram encontrados hoje perto de TÓQUIO dentro de carros alugados. Existem fortes indícios que os dois casos sejam de suicídio coletivo, firmados por meio de um pacto sinistro na internet. A polícia descobriu os corpos de quatro homens e três mulheres, todos na faixa dos 20 anos, dentro de uma caminhonete alugada, em um estacionamento em MINANO, 50 km ao oeste da Capital. As vítimas parecem ter morrido asfixiadas depois de inalar gases de um pequeno forno. Um deles teria enviado um e-mail a um amigo anunciando o suicídio e o local. Em KANAGAWA, 50 km ao sul de TÓQUIO, foram encontrados duas mulheres, também de 20 anos, em circunstâncias similares, dentro de um veículo alugado. A polícia disse que os casos de “suicídio de internet” começaram a aparecer no início de 2003 e que 34 pessoas já morreram dessa maneira no país até agora. Em 2003, o JAPÃO registrou a taxa de suicídio mais alta de sua história. Segundo dados da polícia, 34.427 pessoas se suicidaram no ano passado, o que representa uma alta de 7,1% em relação ao ano anterior. Problemas de saúde e econômicos são as principais causas que levam as pessoas ao suicídio, segundo autoridades japonesas. Em junho de 2003, quatro rapazes foram encontrados mortos em um carro estacionado no sopé do MONTE JUJI. 

O ex-ditador iraquiano SADDAM HUSSEIN foi operado para a retirada de uma hérnia. O procedimento durou uma hora e SADDAM voltou no mesmo dia à cela onde está preso. O ex-ditador também sofre de pressão alta e de infecção crônica da próstata. A cirurgia ocorreu há três semanas, mas o governo iraquiano só fez o anúncio nesta terça-feira.

A REDE 21 apresenta nesta noite o filme “PELOTÃO DE GUERRA”, de 1986, direção de GIDEON AMIR, com DAVID CARRADINE, STEVE JAMES e CHARLES FLOYD. Coronel americano penetra em linhas do inimigo, durante a guerra do VIETNÃ, e fica à mercê de sádico oficial vietnamita. O título original – A FUGA DOS PRISIONEIROS DE GUERRA – situa o filme na vertente que ficou clássica no cinema, produzindo obras como A PONTE DO RIO KWAY, de DAVID LEAN, e FUGINDO DO INFERNO, de JOHN STURGES. O ator DAVID CARRADINE, que fazia o GAFANHOTO na lendária série KUNG FU, nos anos 1970, é hoje o BILL que UMA THURMAN, a NOIVA, persegue para matar em KILL BILL VOLUME 2, de QUENTIN TARANTINO.

2 005    :   -  
FERIADO NACIONAL. DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA. Temperatura dessa quarta-feira de 29 graus, pela manhã. Levanto tarde. Recebo um telefonema do CORONEL MENDES. Quer o telefone do TENENTE-CORONEL CAMILLO, atual Comandante Interino do 21º Depósito de Suprimentos, na LAPA. Ele recebeu um recado que o CAMILLO quer conversar sobre a solenidade marcada pelo CPOR na PRAÇA HERÓIS DA FEB, no dia 14 de outubro.
Forneço apenas o celular do TENENTE-CORONEL PM NAKAHARADA. Depois o MENDES retorna e diz que conseguiu falar com o CAMILLO. Estava ao lado do NAKAHARADA numa solenidade que está acontecendo agora na LAPA. Aquela região está comemorando seu aniversário.

Aproveito este feriado para colocar em dia meus arquivos. Também elaboro o relatório referente ao 1º Jantar de Confraternização da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, realizado em 3 de outubro. Pretendo apresentá-lo em reunião de Diretoria marcada para 20 de outubro. Já penso também num jantar natalino para dezembro e outras idéias referentes aos 75 anos da Revolução, que irá acontecer em 2007.

Pelo menos 150 mil pessoas passaram hoje pela BASÍLICA  DE APARECIDA, no interior de SÃO PAULO, a 160 km da Capital. O ponto alto da comemoração do dia de NOSSA SENHORA APARECIDA – que completou 75 anos como padroeira do BRASIL – foi a missa das 10 horas, que contou com a presença do governador GERALDO ALCKMIN e o prefeito JOSÉ SERRA. Artistas também participaram da cerimônia, como GUILHERME ARANTES, que cantou a música de abertura, e JOANA, que encerrou a celebração. Durante a missa, o arcebispo metropolitano de APARECIDA, dom RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS, falou para 45 mil fiéis sobre a posição da Igreja em relação ao desarmamento. “A proibição (do comércio de armas de fogo) é um passo importante para a redução da violência”, afirmou. ALCKMIN apoiou o depoimento do arcebispo. “Não vai resolver o problema, mas vai diminuir o número de mortes”.
Hoje não foi o primeiro dia de festa em homenagem à padroeira. Na terça-feira, artistas fizeram um show, acompanhado por 50 mil pessoas. Com 140 hotéis e 20 mil leitos, a cidade está lotada desde o último final de semana. A segurança ao redor da BASÍLICA foi reforçada, com 1.400 policiais, 45 viaturas e um helicóptero. No último final de semana, a igreja recebeu 140 mil pessoas – 91.970 no domingo, dia 9.
Neste ano são comemorados os 50 anos do início da construção da BASÍLICA DE NOSSA SENHORA APARECIDA. O padre CARLOS DA SILVA, da direção do santuário, diz que está em APARECIDA desde a colocação do primeiro tijolo.
O dia de NOSSA SENHORA APARECIDA já foi celebrado em diversas datas. Em 1980, o presidente GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO instituiu o dia 12 de outubro como feriado nacional, mantido até hoje devido a publicação no DIÁRIO OFICIAL da UNIÃO. A santa ficou conhecida no BRASIL em 1717, quando sua imagem apareceu no RIO PARAÍBA DO SUL.

No dia da padroeira do BRASIL, uma réplica da estátua de NOSSA SENHORA APARECIDA percorreu em romaria o trecho do RIO TIETÊ entre o estuário da PENHA, na zona leste e a PONTE DO PIQUERI, na zona norte. De lá, a imagem foi levada num carro de boi em procissão até a PARÓQUIA DE SÃO LUÍS GONZAGA, em PIRITUBA. Este é o segundo ano que a romaria acontece. “Essa procissão representa um retorno às tradições paulistas mais profundas”, disse CLÁUDIO LEMBO, vice-governador de SÃO PAULO, que participou da romaria fluvial a partir da PONTE JÚLIO DE MESQUITA NETO, na BARRA FUNDA. Além do barco que levou a imagem da santa, outras nove embarcações participaram da romaria no RIO TIETÊ.
Sol, calor, shows e parques lotados. Assim foi o DIA DA CRIANÇA na Capital paulista, animado pelo tempo bonito e por atividades diversas. Na BELA VISTA, um sanduíche de mortadela de cerca de dez metros de comprimento levou apenas 20 segundos para desaparecer. “O maior sanduíche do mundo”, segundo os organizadores, atraiu mais adolescentes que crianças para a esquina das ruas CONSELHEIRO RAMALHO e MANOEL DUTRA. O nosso conselheiro WÁLTER TAVERNA, presidente da SODEPRO (SOCIEDADE DE DEFESA DAS TRADIÇÕES E PROGRESSO DA BELA VISTA), é o idealizador do evento, bem como de muitos outros na região.

O médico legista CARLOS DELMONTE PRINTES, de 55 anos – que fez o laudo necroscópico o qual constatou que o prefeito de SANTO ANDRÉ, ANDRÉ CELSO DANIEL, foi submetido a tortura antes de ser assassinado – foi encontrado morto nesta tarde em seu escritório, no número 591 da RUA BOTUCATU, na VILA CLEMENTINO. Em princípio, o médico morreu por causa natural e não foi vítima de homicídio. Estaria ele com pneumonia e teria uma inflamação no coração. DELMONTE era importante testemunha de acusação no inquérito que investiga a morte do prefeito, cujo corpo foi achado em 20 de janeiro de 2002. O  caso foi reaberto neste ano.
DELMONTE, em respeito aos cadáveres, banhava-se antes de uma necrópsia (fossem dez corpos, eram dez banhos). Adorava o livro DAS JAHRHUNDERT DER DETEKTIVE (traduzido para o espanhol como EL SIGLO DE LA INVESTIGACION CRIMINAL). Dizia que a “melhor polícia do mundo é o frio e a chuva porque as pessoas ficam em casa”, dizia também que “os cadáveres berram a circunstância da morte mas apenas ouvidos treinados e éticos são capazes de ouvi-lo”. DELMONTE não queria ser necropsiado e não queria morrer num dia quente porque “os corpos exalam odores”. Ele morreu numa tarde de calor de 34 graus, foi necropsiado e está afastada a hipótese de morte natural defendida pela polícia – ou seja, o cadáver do legista começou a berrar a circunstância da morte. A polícia é a mesma que não gostou que DELMONTE dissesse que DANIEL foi torturado (o que dá conotação de crime político). Sendo DELMONTE o morto, resta saber se apenas frio e chuva é que serão a melhor polícia do mundo.
CIRANDA TRÁGICA: Outras seis pessoas ligadas ao caso CELSO DANIEL acabaram assassinadas: IRAN REDUA (o primeiro a identificar o corpo do prefeito); OTÁVIO MERCIER (investigador do caso); ANTÔNIO DE OLIVEIRA (garçom que servira o prefeito antes de sua morte); PAULO BRITO (testemunha da morte do garçom); DIONÍSIO SEVERO (seqüestrador do prefeito) e MANOEL ESTEVAM (amigo de SEVERO).
  
O aposentado PLÍNIO SANTANA ARGOLO, de 60 anos, e sua neta, NICOLE CAROLINE GUIMARÃES, de 6, morreram em um incêndio na casa da família, na rua FRANCISCO GOMES JORDÃO, 13, no PARQUE MIKAIL, em GUARULHOS, nesta madrugada. Outras três pessoas da família ficaram feridas e foram hospitalizadas.

O palhaço CAREQUINHA foi internado hoje no Centro de Tratamento Intensivo do COG Hospital de Clínica de SÃO GONÇALO. O palhaço, de 90 anos, tinha uma forte gripe, que evoluiu para pneumonia. O estado de saúde de CAREQUINHA é grave. Ele respira com a ajuda de aparelhos.

O ex-rei MOMO de SANTO ANDRÉ, MURILO IVO DE JESUS, de 39 anos, morreu hoje em casa, em SANTO ANDRÉ, pesando aproximadamente 400 quilos. O corpo só foi removido 16 horas após a morte porque o IML  e o Serviço Funerário da cidade tiveram muita dificuldade na operação. Cerca de quinze pessoas – quase todos da família- tiveram que carregar o corpo após quebrar as paredes do quarto onde ele dormia.

MORREU dona MARIA APARECIDA PACCARO MONTEIRO, de 62 anos, depois da queda do paraglider no qual viajava com um acompanhante. Em SANTA RITA DO SAPUCAÍ, em MINAS GERAIS.
 
A Seleção brasileira deu espetáculo, retribuiu o carinho da torcida na capital paraense e venceu nesta noite a VENEZUELA por 3 a 0. De quebra, a equipe de PARREIRA ainda  fechou as Eliminatórias na primeira colocação, ultrapassando a ARGENTINA, que foi derrotada pelo URUGUAI por 1 a 0.
O show do favoritíssimo BRASIL na Copa contou com gols de ADRIANO, RONALDO e ROBERTO CARLOS. Ao marcar, RONALDO quebrou o jejum de um ano sem gols pela seleção e terminou a competição como artilheiro. Até a estréia na ALEMANHA, em junho, os pentacampeões não jogam mais no BRASIL. A última partida em 2005 acontece em 15 de novembro, em amistoso contra os EMIRADOS ÁRABES, fora de casa.
BRASIL: DIDA, CAFU, JUAN, LÚCIO, ROBERTO CARLOS, ÉMERSON, ZÉ ROBERTO (JUNINHO), KAKÁ, RONALDO GAÚCHO (ALEX), RONALDO, ADRIANO (ROBINHO).

GANHOU o Prêmio CLIO da Academia Paulistana de História, o escritor, jornalista e historiador HERNÂNI DONATO, de 83 anos, pela quarta vez. DONATO é presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO e membro das academias paulistas de História e de Letras. Em SÃO PAULO.
 
Antes de viajar para a EUROPA, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA mandou um recado ao presidente da Câmara, deputado ALDO REBELO: o governo não tem nenhum interesse em interferir no processo para ajudar aliados a escapar da cassação. O recado de LULA foi repassado pelo ministro das Relações Institucionais, JAQUES WÁGNER, logo depois que a Mesa da Câmara decidiu enviar ao Conselho de Ética o pedido de abertura de processo contra trezes deputados – sendo seis do PT – suspeitos no escândalo do mensalão.

Enquanto diminui a cada minuto a esperança de retirar alguém ainda com vida dos escombros dos prédios destruídos pelo devastador terremoto de sábado, dia 8 de outubro, na região da CAXEMIRA, as operações de ajuda começaram a ser direcionadas mais para a assistência de milhões de pessoas afetadas pela tragédia do que para o resgate de possíveis sobreviventes. Hoje, apenas uma mulher foi encontrada viva em MUZAFFARABAD, capital de CAXEMIRA paquistanesa, a cidade mais atingida pelo abalo sísmico.
Hoje, a secretária de Estado americana, CONDOLEEZZA RICE, em visita a ISLAMABAD, prometeu que WASHINGTON vai ajudar o PAQUISTÃO na reconstrução. Um novo tremor, agora de 5,6 graus na escala RICHTER, atingiu hoje o país. Trata-se de mais um tremor secundário do grande terremoto de 7, 6 graus que atingiu a região no sábado matando mais de 40 mil pessoas.

O ministro do Interior da SÍRIA, GHAZI KANAAN, que durante 20 anos foi o chefe da temida inteligência militar síria durante a ocupação do LÍBANO, foi encontrado morto, hoje, em seu escritório em DAMASCO. Segundo o governo da SÍRIA, KANAAN teria se suicidado com um tiro na boca. Mas sua morte ocorreu três semanas depois de ele ter sido interrogado por investigadores da ONU que tentam descobrir os autores do assassinato do ex-primeiro ministro libanês RAFIK HARIRI e apenas nove dias antes da apresentação do resultado do inquérito.

Ao menos 30 pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas hoje após um ataque suicida ocorrido na cidade de TAL AFAR, às vésperas do referendo sobre a Constituição iraquiana, previsto para sábado, dia 15 de outubro. O atentado aconteceu horas depois que o presidente JALAL TALABANI anunciou um “acordo histórico” com líderes sunitas, que criticavam pontos do documento. O ataque de hoje aconteceu em uma base militar do Exército iraquiano, logo pela manhã. Havia vários recrutas no local quando um suicida, com uma bomba presa ao corpo, se explodiu dentro do quartel.

REUNIDAS novas evidências de que os esqueletos encontrados no ano passado na ILHA DAS FLORES, na INDONÉSIA, pertencem a uma espécie distinta de hominídeo e não a homens anões. A análise detalhada de uma mandíbula dos HOMO FLORESIENSIS (apelidados de HOBBITS, em referência à saga O SENHOR DOS ANÉIS) demonstrou que eles não tinham a protuberância óssea que forma o queixo, típica dos humanos modernos. Os ossos apontam para uma criatura de 1,10 metro, com braços longos como os de um chimpanzé. Estima-se que os HOMO FLORESIENSIS tenham vivido entre 95.000 e 13.000 anos atrás. Apesar da descoberta, vários cientistas preferem explicar a baixa estatura dos hobbits devido a seu prolongado isolamento geográfico. Na INDONÉSIA.

Assisto o DVD “O JUSTICEIRO”: FRANK CASTLE trabalha no FBI. Adora sua mulher e seu filho, mas também é devotado à profissão que abraçou. Quando se envolve num tiroteio com uma quadrilha poderosa do crime, um jovem rapaz é morto. Seu pai, chefe da máfia, ordena a morte de CASTLE e de sua família. Na matança  de vários membros da família do nosso herói, numa ilha de PORTO RICO, este, milagrosamente escapa do  morticínio. A vingança é a meta de CASTLE e ele enfrenta a quadrilha, matando seus participantes, jogando um contra o outro, enfim, dando intensidade ao filme.

2 006    :    -      QUINTA-FEIRA
DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA. Não vou para a cidade de SÃO PAULO por ser feriado religioso. A data é de recolhimento. Procuro organizar meus arquivos. No computador, também atualizo minhas memórias. LUCINDA queixa-se dores nas pernas por causa do calor. Está precisando consultar um médico especialista em varizes.

A criançada da região central da Capital contou hoje com uma comemoração diferente no DIA DA CRIANÇA: um sanduíche de mortadela com 452 metros. O evento foi promovido pela SODEPRO (SOCIEDADE DE DEFESA DAS TRADIÇÕES E PROGRESSO DA BELA VISTA), que já realizou eventos como “A MAIOR PIZZA DO MUNDO”, em comemoração aos 450 anos da Capital. O mentor dessas comemorações é o nosso companheiro WÁLTER TAVERNA, conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e Presidente da Comissão “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. O sanduíche gigante foi distribuído na Rua RUY BARBOSA, na BELA VISTA, entre a Rua CONSELHEIRO CARRÃO e a PRAÇA DOM ORIONE.

A festa da Padroeira do BRASIL, no Santuário Nacional de NOSSA SENHORA APARECIDA, recebeu 155 mil pessoas hoje, em APARECIDA, no VALE DO PARAÍBA – 10 mil a mais que no ano passado. Às 7 horas, o pátio já estava lotado de fiéis que chegavam de vários pontos do País para rezar e ver a imagem original de NOSSA SENHORA, achada no Rio PARAÍBA DO SUL em 1717.
A maioria dos fiéis cumpria um ritual: assistia à missa, seguia para ver a imagem original, acendia uma vela e depois andava pela passarela. Comprar velas, terços e imagens também estava na programação dos devotos. O momento mais esperado ocorreu quando três pescadores carregaram a imagem da santa até o centro da igreja. A dupla sertaneja GIAN e GIOVANI cantou as músicas da missa solene.
O governador de SÃO PAULO, CLÁUDIO LEMBO, o candidato do PSDB à presidência, GERALDO ALCKMIN e o senador eleito EDUARDO SUPLICY também participaram. Mas ao contrário de outros anos, ALCKMIN não fez a primeira leitura da liturgia. “Por ser candidato, preferimos que ele não fizesse”, explicou dom DAMASCENO.

A estátua do CRISTO REDENTOR completou hoje 75 anos com festa e um presente: a Capela NOSSA SENHORA DE APARECIDA, aos pés do monumento, será transformada em santuário. Com a mudança de status, ali poderão ser celebrados a partir do ano que vem batizados e casamentos. O local também deve se tornar um ponto de peregrinação. A capela, que hoje tem espaço para apenas 50 fiéis, passará por reforma, cujo início foi abençoado hoje pelo arcebispo do RIO, dom EUSÉBIO OSCAR SCHEID. “O decreto que cria o Santuário do CRISTO REDENTOR devolve ao local sua função primitiva, que era a de ser um ponto de peregrinação religiosa”, comemorou o historiador MILTON TEIXEIRA.
Centenas de fiéis compareceram à festa. Na missa que celebrou, dom EUSÉBIO leu uma mensagem do PAPA BENTO XVI pela passagem dos 75 anos do monumento. Um toque especial foi dado pela apresentação do TRIO CHAUSSON, que veio ao RIO a convite do Consulado Geral da FRANÇA. O violoncelista ANTOINE LANDOWSKI, integrante do grupo é bisneto do escultor francês PAUL LANDOWSKI, que participou da construção do monumento ao lado do brasileiro HEITOR DA SILVA COSTA. O CRISTO foi inaugurado em 1931, depois de quatro anos de obras. Foram necessárias 1.145 toneladas de pedra-sabão, que subiram ao morro do CORCOVADO por trem. ADELAIDE DA LUZ, filha do primeiro administrador do CORCOVADO, na época com 6 anos, acompanhou tudo. “Eu sempre colocava a mãozinha em uma peça. Depois eu assisti a inauguração”, lembra ela, hoje com 81 anos.
Também durante a solenidade, os CORREIOS lançaram um selo comemorativo pela data e a Arquidiocese do RIO entregou o Prêmio CRISTO REDENTOR a personalidades e instituições que colaboram com a manutenção da estátua.

O candidato LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA está 14 pontos à frente de GERALDO ALCKMIN, segundo pesquisa IBOPE/TV GLOBO divulgada à noite. Se as eleições fossem hoje, LULA receberia 43% - os votos válidos excluem os nulos e em branco. Foram ouvidos 3.010 eleitores, em 199 cidades do país, entre os dias 10 e 11. A pesquisa também fez uma avaliação da administração federal: 43% consideram o atual governo ótimo ou bom; 33% consideram regular e 20% péssimo. Ganha a eleição o candidato que obtiver 50% dos  votos válidos mais um. Esta foi a primeira pesquisa do IBOPE no segundo turno e a divulgação ocorre quatro dias após o debate da TV BANDEIRANTES, no qual ALCKMIN mostrou agressividade até então inédita na campanha.

Ex-prefeito de SÃO PAULO e deputado federal eleito, PAULO MALUF foi condenado pelo uso de campanhas publicitárias da Prefeitura para promoção pessoal, em 1996. Além de perder direitos políticos por dez anos, terá que ressarcir os cofres públicos em um milhão de reais, pagar multa de três milhões de reais e arcar com custos processuais. Os advogados de MALUF vão recorrer. Por ter sido eleito, ele terá direito a foro privilegiado – e o processo será analisado pelo STF.

Morreu hoje em CUBA o haitiano BENITO MARTINEZ, que alegava ser o homem mais velho do mundo, com 126 anos. Sua idade nunca foi comprovada, mas MARTINEZ tinha certeza de ter nascido no HAITI em 1880. Ele teria chegado a CUBA em 1925, aos 45 anos, e fumou até os 76 anos.

O sítio do cantor CHITÃOZINHO – da dupla sertaneja CHITÃOZINHO & XORORÓ –, em JAGUARIÚNA, a 128 km da Capital, foi assaltado pela madrugada. Cinco homens encapuzados, vestidos de preto e armados com revólveres entraram na propriedade e permaneceram por quatro horas com a família de dois caseiros e alguns amigos da família trancados em um quarto da casa. Ao todo, 10 pessoas estavam no local.
Eles roubaram eletroeletrônicos e jóias da casa do caseiro, além de levarem um carro CELTA de um dos amigos da família e os celulares de todos os presentes. A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de MOGI GUAÇU, interior de SÃO PAULO, acredita na possibilidade de assalto. A suspeita de seqüestro é remota, já que a família do cantor não mora na propriedade e, no momento do assalto, CHITÃOZINHO estava fazendo um show em TIETÊ, Interior de SÃO PAULO.

Um ultraleve caiu hoje à tarde no município de BIRITIBA-MIRIM, na GRANDE SÃO PAULO, com dois ocupantes: LAÉRCIO STOKO, de 54 anos, que morreu, e o irmão dele, NILTON STOKO, que permanecia internado em estado grave, com politraumatismo, no Hospital LUZIA PINHO MELO, em MOGI DAS CRUZES – cidade vizinha a BIRITIBA-MIRIM. O ultraleve tentava aterrissar num aeroporto perto da estrada MOGI-SALESÓPOLIS quando perdeu o controle e caiu em uma chácara. Moradores do bairro IROÍ, onde ocorreu o acidente, acionaram o resgate dos bombeiros, que contou com o apoio do helicóptero ÁGUIA da PM para realizar a remoção das vítimas. As vítimas foram localizadas desacordadas, em estado grave, e levadas ao hospital, onde LAÉRCIO não resistiu aos ferimentos.

Dois homens sobre uma moto dispararam três tiros contra uma base da 4ª Companhia do 21º Batalhão da Polícia Militar, em CUBATÃO (BAIXADA SANTISTA), na madrugada. Ninguém ficou ferido, mas os disparos destruíram uma porta de vidro da base. Para a polícia, o ataque foi uma reação a operações realizadas na cidade na última semana. Os atiradores não foram identificados.
 
Desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou as primeiras vítimas do acidente com o BOEING da GOL, hoje foi o primeiro dia no qual as equipes não resgataram nenhum corpo. Ainda falta achar 4 dos 154 passageiros. Por isso, bombeiros de BRASÍLIA chegam amanhã à FAZENDA JARINÃ, base de apoio das equipes de resgate, com três cães farejadores para ajudar nas buscas. Um grupo de 60 militares dormiria na mata para começar a trabalhar mais cedo. Hoje, soldados caminharam 500 metros por uma trilha da clareira principal até o local onde caiu a cabine do BOEING.  Eles amarraram cabos de aço na estrutura e depois nas árvores, usando-as como alavancas, e levantaram para ver se localizavam algum corpo. Das vítimas achadas anteriormente, mais três foram levadas hoje para o IML de BRASÍLIA, num avião HÉRCULES da FAB. A cada dia, a busca fica mais difícil. Com o impacto da queda, os corpos afundaram cerca de 30 centímetros, e os que permanecem na selva podem estar encobertos. Além disso, devem estar mais longe do local que concentra a maior parte dos destroços. O efetivo envolvido na operação – cerca de 250 militares – permanece o mesmo. Daqui para a frente, a rotina será fazer um pente-fino na região dos destroços. Os militares têm evitado ler e assistir a reportagens com famílias das vítimas para não se emocionar. Apesar do resgate de 97% dos corpos, o clima entre os membros da equipe era de frustração no fim da tarde. Ainda assim, eles encontraram ânimo para fazer uma festa, com bolo e refrigerantes para alegrar o DIA DA CRIANÇA na FAZENDA JARINÃ, base da operação de resgate. Em seguida, levaram as mais de 20 crianças que vivem na fazenda para conhecer por dentro dois helicópteros usados na missão.
Outro momento alegre em meio à tragédia foi a notícia de que o menino que nasceu sábado num avião BANDEIRANTE se chamará FÁBIO, em homenagem à FAB. Um helicóptero da Força Aérea levou a família com o bebê para casa, em CASTELO DOS SONHOS, no PARÁ. 

O avião do jogador de beisebol CORY LIDLE, do NEW YORK YANKEES, que se chocou contra um prédio em MANHATTAN ontem, matando LIDLE e seu instrutor de vôo, voava num local temido por muitos pilotos amadores. A extremidade norte do espaço aéreo sobre o EAST RIVER é um corredor estreito, ocupado por helicópteros transportando turistas, empresários e repórteres de tráfego. Aviões pequenos como o de LIDLE têm permissão para voar a baixa altitude, mas muitos não o fazem porque a área é muito movimentada. O ponto onde o monomotor CIRRUS SR 20 se chocou contra o prédio no UPPER EAST SIDE é próximo ao fim do “corredor sem controle”. Nele, pequenos aviões e helicópteros podem voar abaixo de 1.100 pés sem orientação dos controladores de tráfego aéreo, em vôo visual.

Um grupo armado invadiu hoje a sede da rede de televisão AL SHAABIYA, em BAGDÁ, e matou onze pessoas, no maior ataque a uma empresa jornalística no IRAQUE desde o início do conflito. Em um dia bastante violento, explosões em uma praça, ataques a bomba e outros atentados deixaram mais de 40 mortos em todo o país.
No ataque à TV, o diretor-geral, ABDUL RAHIM NASRALLA AL-SHAMERI, e o principal apresentador, ABDEL NASRAUI, foram assassinados, assim como outros sete funcionários e dois seguranças. As causas do ataque ainda são desconhecidas. Recém-criada, a TV AL SHAABIYA ainda não tinha estreado – planejava iniciar suas transmissões via satélite no sábado, dia 14.
Além de diretor da TV, o xiita AL-SHAMERI também era o líder de um pequeno partido laico, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento Democrático, cuja principal reivindicação era estabelecer um calendário para a retirada das tropas americanas do IRAQUE. O partido, que financiava a AL SHAABIYA, recebia dinheiro do governo da LÍBIA. No entanto, o gerente executivo da TV, HASSAN KAMIL, afirmou que a AL SHAABIYA não tinha uma agenda política e que entre seus funcionários havia sunitas, xiitas e curdos. FIRAS RIKABI, jornalista da emissora, disse que a TV vinha fazendo testes nos últimos dias, a maioria com músicas nacionalistas, contra o terrorismo e a ocupação estrangeira.
Testemunhas disseram que todos os invasores estavam armados e muitos deles vestiam uniformes da polícia especial do Ministério do Interior.
Poucas horas depois do ataque à AL SHAABIYA, um carro-bomba explodiu na PRAÇA TAYARÁN, centro de BAGDÁ, matando cinco pessoas e deixando dezenas de feridos. No norte da capital, em AL-QAHIRA, uma moto explodiu, deixando 3 mortos e mais de 15 feridos. Em KIRKUK, dois soldados iraquianos morreram e seis ficaram feridos em uma explosão. Somente hoje, mais de 40 corpos foram encontrados em diversos bairros de BAGDÁ – somando mais de 150 cadáveres na última semana.

GILLO PONTECORVO, diretor de clássicos do cinema político como QUEIMADA e A BATALHA DE ARGEL, morreu hoje, em ROMA, aos 86 anos. A causa da morte não foi divulgada. GILLO nasceu em PISA, em 1919, estudou química, mas acabou dedicando-se ao jornalismo. Provavelmente desse experiência vem o caráter documental de suas obras. Apesar da filmografia relativamente pequena, GILLO era considerado um dos cineastas mais importantes do pós-guerra italiano. Imprimiu a seu trabalho um sentido político bastante marcado por sua proximidade com o Partido Comunista Italiano, ao qual se filiou em 1940, tendo participado da luta antifascista entre os anos 1943 e 1945. Com o fim da guerra, orientou-se em direção ao cinema.
As duas obras que o colocam em qualquer antologia de obras-primas cinematográficas são A BATALHA DE ARGEL (1966) e QUEIMADA (1971). Na verdade, são duas variantes sobre o mesmo tema: o colonialismo e a luta pela emancipação dos povos dominados.
A BATALHA DE ARGEL é quase um documentário, até mesmo na maneira como foi concebida. O guerrilheiro argelino SAADI YACEF, um dos dirigentes da Frente de Libertação Nacional da ARGÉLIA, foi preso durante a repressão francesa e condenado à morte. Com a pena comutada por DE GAULLE, cumpriu sentença e foi solto. Na cadeia, escreveu o roteiro de um filme e, depois de libertado, levou-o a PONTECORVO. O italiano leu, disse que a idéia era ótima, mas o texto não prestava. Precisavam de um roteirista profissional e assim foi feito. YACEF tornou-se consultor do filme e indicou pessoas que haviam participado da luta para trabalhar como atores. Isso deu ao filme uma autenticidade rara. Com esse trabalho, PONTECORVO ganhou o LEÃO DE OURO do Festival de VENEZA de 1966.
QUEIMADA, com MARLON BRANDO no papel principal, é uma espécie de manual sobre o modo de funcionamento do colonialismo. Numa ilha fictícia, dá uma demonstração brilhante de como as potências coloniais, de qualquer período histórico, agem para manter sob seu domínio os povos colonizados.  

Um prêmio para a liberdade de expressão – assim foi interpretada a escolha da Academia Sueca que hoje anunciou o escritor turco ORHAN PAMUK como o vencedor do Prêmio NOBEL DE LITERATURA deste ano. Ele, que esteve no ano passado na Festa Literária Internacional de PARATY, deverá receber, no dia 10 de dezembro, uma condecoração e o prêmio, avaliado em 1,36 milhão de dólares.
Aos 54 anos, PAMUK, que há três vive em NOVA YORK, divide opiniões em seu país desde fevereiro de 2005, quando, em uma entrevista a uma revista suíça, afirmou: “Um milhão de armênios e 30 mil curdos foram assassinados nessas terras e ninguém, exceto eu, se atreve a falar sobre o tema”.  A referência ao assassinato massivo de armênios durante o Império Otomano, assim como o conflito curdo no sudeste do país, provocou uma onda de protestos na TURQUIA, resultando em ameaças de morte e até na tentativa de destruição de seus livros, pedido por um oficial de província, mas logo anulado pelo governo turco. A rapidez se deveu aos cuidados com que a TURQUIA trata de questões relacionadas aos direitos humanos, uma vez que aspira a pertencer à UNIÃO EUROPÉIA (UE). “Lamento que a existência de dois pólos culturais, Oriente e Ocidente, tenha sido co-responsável pela morte de muitas pessoas”, disse ele, em NOVA YORK, revelando-se honrado e surpreso com o prêmio. “Meu trabalho é a melhor mostra do quão frutífera pode ser a mistura de culturas”.
Traduzido em 34 línguas (no BRASIL, a Companhia de Letras editou MEU NOME É VERMELHO e lança, nos próximos dias, NEVE) e respeitado na EUROPA, PAMUK ainda desperta uma relação de amor e ódio na TURQUIA.   

2 007      :     -     SEXTA-FEIRA
AOS VELHOS ENSINARIA QUE A MORTE NÃO CHEGA COM O FIM DA VIDA, MAS SIM COM O ESQUECIMENTO.
DARIA VALOR ÀS COISAS, NÃO POR AQUILO QUE VALEM, MAS PELO QUE SIGNIFICAM.
POSSIVELMENTE NÃO DIRIA TUDO O QUE PENSO, MAS DEFINITIVAMENTE PENSARIA TUDO O QUE DIGO.

O DIÁRIO OFICIAL DESTA SEXTA-FEIRA PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO CORONEL PM ANDRÉ LUIZ RABELLO VIANNA, Comandante do CPI-1 (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS). Nasceu em 15 de outubro de 1959. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 15 de agosto de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; não tenho a data de sua promoção a MAJOR; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2003; CORONEL – 10 de março de 2005.

DIA DAS CRIANÇAS. Em casa, LUCINDA quer agradar o bisneto. O IAGO está todo feliz da vida. Ganha presente, e sai com os pais, PAULO CÉSAR e KÁTIA. Hoje é o dia dele.
Tenho grande labuta nesta sexta-feira, embora seja feriado. É que os jornais de quarta, quinta e sexta estão me esperando para serem lidos e “estraçalhados”, para fins de arquivo. Por outro lado, tenho a missão imposta a mim mesmo de registrar tudo o que aconteceu nas terras  mineiras, inclusive não só a visita como também os aspectos históricos. Uma terceira imposição: ler as mensagens eletrônicas que me foram enviadas por esses dias. E não são poucas.
GINO STRUFFALDI já se refez da viagem. Ou pelo menos assim penso, face os contatos virtuais que ele mantém comigo nesta data. Estamos coordenando as reuniões da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Superior. Somente falta definição quanto ao dia que poderá ser escolhido pelo FERNANDO LOPES DAVID para a reunião do Conselho Fiscal.  
À tarde, a dona-da-casa onde RENATA alugou dois cômodos, desvairada pelo não pagamento de quatro meses de aluguel, quer fazer justiça com as próprias mãos. Começa a jogar todos os pertences da RENATA no quintal. Isso vai causar uma reação na mulher que está grávida. RENATA começa a passar mal. Uma viatura de RP é chamada. RENATA é conduzida ao hospital. MARCELO, seu “marido”, que foi agredido pela dona-da-casa, vai ao Distrito Policial prestar queixa dos desmandos da proprietária. Até a noite isso ainda não estava resolvido, com as partes na delegacia. São quase 23 horas quando o PAULO CÉSAR vai buscar a RENATA no hospital.

O ator, diretor e produtor PAULO AUTRAN morreu, hoje, às 16:10 horas, no Hospital SÍRIO LIBANÊS, onde estava internado desde a tarde de quinta-feira, dia 11. Ele estava com 85 anos e lutava contra câncer do pulmão e enfisema pulmonar há cerca de um ano. O corpo é transferido nesta noite para a Assembléia Legislativa, para ser velado. Amanhã, as 11 horas, será levado ao Crematório de VILA ALPINA.
“Sou apenas um homem de teatro. Sempre fui e sempre serei um homem de teatro. Quem é capaz de dedicar toda a sua vida à humanidade e à paixão existentes nestes metros de tablado, esse é um homem de teatro”. Na voz de PAULO AUTRAN, essas palavras foram ouvidas nos palcos de dezenas de cidades brasileiras no espetáculo LIBERDADE, LIBERDADE, um dos muitos grandes sucessos de sua longa carreira. Síntese corajosa da resistência contra o regime militar, a peça estreou no RIO DE JANEIRO em abril de 1965. E já naquela época, o texto traduzia a carreira do ator, diretor e produtor PAULO AUTRAN – 57 anos dedicado à arte de interpretar.
Completou 85 anos no dia 7 de setembro, quando já enfrentava problemas de saúde que o obrigaram a interromper, em junho, a temporada de O AVARENTO, a 90ª peça de sua carreira, em cartaz no teatro CULTURA ARTÍSTICA. Além do palco, participou ainda de filmes, entre eles TERRA EM TRANSE, de GLÁUBER ROCHA, e do ainda inédito O PASSADO, de HECTOR BABENCO. Também de teleteatros e novelas na televisão – tornou-se clássica, por exemplo, sua participação em GUERRA DOS SEXOS, de SÍLVIO DE ABREU, de 1983. Sua carreira tem aspectos bastante originais. Raros são os atores, no BRASIL, e no mundo, capazes de enumerar tantos protagonistas em sua trajetória, sobretudo num repertório de peso, como PAULO AUTRAN.
Ao atuar pela primeira vez numa novela já tinha alcançado prestígio e popularidade – seu nome era reconhecido nacionalmente – por sua atuação nos palcos. Afinal, ele havia viajado por todas as regiões do BRASIL apresentando desde tragédias gregas e shakespearianas até peças brasileiras de forme comunicação como MORTE E VIDA SEVERINA, de JOÃO CABRAL DE MELO NETO, em palcos, quadras e até mesmo lonas de circo. Tal proeza, reconhecimento nacional através do teatro – atuou em apenas três novelas – talvez nenhum ator jamais repita. E não só porque os tempos mudaram. Essa é trajetória original mesmo dentro de sua geração.
Curiosamente, sua estréia profissional só se deu aos 27 anos, mais precisamente no dia 13 de dezembro de 1949, no RIO, na peça UM DEUS DORMIU LÁ EM CASA, de GUILHERME FIGUEIREDO. Nessa peça, contracenava com a atriz TÔNIA CARRERO, responsável pelo convite ao ator amador, que ela vira numa palco de COPACABANA, atuando na peça À MARGEM DA VIDA, de TENNESSEE WILLIAMS. Apesar da data de sua estréia profissional, quase ao fim da temporada anual, PAULO AUTRAN ganhou os principais prêmios de ator daquele ano.
Advogado formado na famosa faculdade do Largo de São Francisco, em SÃO PAULO, PAULO AUTRAN entrara pouco antes para o teatro amador como muitos jovens de sua época. Afinal, em 1943, o teatro brasileiro ingressara no modernismo com um grupo de amadores dirigidos por ZIEMBINSKI. Fã de DULCINA DE MORAES, freqüentava teatro desde os oito anos de idade. Estreou no TBC em 1946 como amador, antes da profissionalização da casa fundada por FRANCO ZAMPARI. Foi numa excursão ao RIO, com um grupo amador dirigido por ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA que foi ‘descoberto ‘ por TÔNIA. Depois da entrada no mundo profissional com UM DEUS DORMIU LÁ EM CASA vieram outras peças e outros prêmios.
No TBC, onde ficou de 1951 a 1955, formou-se sob a tutela de vários diretores de grande prestígio, como ZIEMBINSKI, ALBERT D´AVERSA, RUGGERO JACOBI e, sobretudo, ADOLFO CELI. Atuou em nada menos de que 18 peças, em pouco mais de quatro anos, entre elas ANTÍGONA, de SÓFOCLES; SEIS PERSONAGENS EM BUSCA DE UM ATOR e ASSIM É SE LHE PARECE, de LUIGI PIRANDELLO; MORTOS SEM SEPULTURA, de SARTRE; e LEONOR DE MENDONÇA, de GONÇALVES DIAS.
Em 1956, funda sua própria companhia com TÔNIA CARRERO e o mestre ADOLFO CELI na qual estréia no papel de OTELO numa interpretação unanimemente elogiada. A companhia termina em 1961, mas nesse curto período encena 17 peças, entre elas FIM DE JOGO, de BECKETT e LISBELA E O PRISIONEIRO, de OSMAN LINS. E foi na Cia. TÔNIA-CELI-AUTRAN que ele conheceu seu primeiro retumbante fracasso, na peça FRANKEL, de ANTÔNIO CALLADO. Em compensação, logo depois de desfeita a companhia dirigida por CELI, AUTRAN atuaria no musical MY FAIR LADY, experimentando viver um estrondoso sucesso. Em seguida, viria LIBERDADE, LIBERDADE; DEPOIS DA QUEDA, de ARTHUR MILLER; ÉDIPO REI e O BURGUÊS FIDALGO e MORTE E VIDA DE SEVERINA, todos grandes sucessos de público.
Em uma “série morna”, AUTRAN enumera MACBETH, de SHAKESPEARE; AS SABICHONAS, de MOLIÈRE e ASSIM É...SE LHE PARECE, de PIRANDELLO.
Inquieto nos últimos anos ainda arrumou tempo e energia para excursionar pela direção e apostar em novos talentos. Assim, dirigiu VESTIR O PAI, de MÁRIO VIANA, protagonizadas pela atriz KARIN RODRIGUES, uma grande amiga, por quem nutria profundo amor, e com quem se casou. E, ao lado de CLÁUDIO FONTANA, atuou na peça ADIVINHE QUEM VEM PARA REZAR, o primeiro texto levado ao palco do dramaturgo DIB CARNEIRO NETO, editor do CADERNO 2.
Seu último trabalho foi O AVARENTO. Quem viu, não esquece sua interpretação do sovina HARPAGON rica de detalhes, precisa nos tempos de humor. Se existir céu, MOLIÈRE certamente o receberá de braços abertos.         

A decisão de RENAN CALHEIROS de se afastar da presidência do Senado por 45 dias não garante sua volta ao posto. A avaliação é que RENAN não tem mais condições de presidir o Senado, assim que sua licença terminar, no dia 26 de novembro. “O Senador RENAN CALHEIROS perdeu as condições de voltar a presidir o Senado e o futuro do seu mandato depende da consistência das acusações e da capacidade de defesa que ele venha a apresentar até o julgamento das representações, o que deverá ocorrer até 2 de novembro”, afirmou hoje o senador ALOÍZIO MERCADANTE.

O Ministro da DEFESA, NELSON JOBIM, iniciou sua visita de uma semana aos pelotões de fronteira da AMAZÔNIA repetindo discurso feito pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA em setembro, dias antes de embarcar para NOVA YORK – quando avisou que não admitia intromissões nem palpites na forma como o BRASIL preserva a região.  “Esta terra tem dono”, afirmou JOBIM, em discurso, em SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEF, que o acompanha na viagem, que se estenderá ate segunda-feira. De SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, JOBIM e a comitiva de cerca de 50 pessoas seguiram para o pelotão de fronteira MATURACÁ, que fica na fronteira com a VENEZUELA. No total, serão visitadas 20 unidades militares, das quais 12 são postos de fronteira.
Foi de confraternização o clima do encontro da ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, com comandantes militares da AMAZÔNIA, em SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, às margens do RIO NEGRO. Ao lado de NELSON JOBIM e sob o olhar simpático de oficiais, entre eles o GENERAL HELENO PEREIRA. DILMA até experimentou o peso da mochila que os soldados costumam carregar em expedições na selva.

Sob um sol forte e muito calor, cerca de 150 mil pessoas estiveram hoje no SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA DO BRASIL. O número parcial foi informado pela equipe de segurança da basílica e está pouco abaixo da expectativa, e 160 mil. “Muitos romeiros vêm sábado e também no domingo. Nos três dias a expectativa é de 300 mil a 350 mil pessoas”, justificou dom RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS.
Celebrada por dom RAYMUNDO, arcebispo de APARECIDA, a missa solene emocionou os devotos, quando a imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA entrou carregada por quatro atletas vestidos de anjos, que desceram do centro da cúpula maior, de rapel, de uma altura de setenta metros. Ao mesmo tempo em que a santa chegava à igreja, pessoas vestidas de índio, representando a AMAZÔNIA, também subiram ao altar carregando cartazes com alguns protestos com frases como “não as descaso aéreo”, “não à propina”, “não ao neoliberalismo” e “não ao Banco Mundial”. Na coletiva, dom RAYMUNDO explicou que a manifestação foi dos romeiros e não está relacionada ao SANTUÁRIO NACIONAL.

Uma das atrizes mais famosas dos anos 1980 e 1990, MICHELLE PFEIFFER ficou quatro anos sem aparecer nas telas. Em 2007, ela compensou a ausência com três filmes: HAIRSPRAY, NUNCA É TARDE PARA AMAR e STARDUST – O MISTÉRIO DA ESTRELA, que estréia hoje. A produção, dirigida por MATTHEW VAUGHN e baseada no livro de NEIL GAIMAN, é uma fábula em que TRISTAN (CHARLIE COX) sai em busca de uma estrela cadente e descobre que ela é uma garota perseguida por uma feiticeira interpretada por PFEIFFER, que a usa para encontrar a juventude eterna.
O tema do filme, coincidentemente, retoma outros trabalhos da atriz: o tom de fábula de LADYHAWKE – O FEITIÇO DE ÁQUILA (1985) e a personagem (embora com perfil diferente) de AS BRUXAS DE EASTWICK (1987). Assim como HAIRSPRAY, no qual é a preconceituosa VELMA, retoma o gênero musical que lhe rendeu o único prêmio, o Globo de Ouro por SUSIE E OS BAKER BOYS. NUNCA É TARDE PARA AMAR é uma comédia romântica em que se apaixona por um cara mais novo.
O ponto em comum entre os novos filmes é que a atriz interpreta personagens que têm problemas com o envelhecimento – o que não parece ser o caso de PFEIFFER, atualmente com 49 anos, casada há 13 com o escritor e produtor DAVID E. KELLEY e mãe de dois adolescentes. 

O ex-vice-presidente americano AL GORE e o PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, ganharam hoje o PRÊMIO NOBEL DA PAZ por suas campanhas contra o aquecimento global, numa demonstração de que as questões climáticas passaram definitivamente a ser o centro das preocupações e das disputas políticas internacionais. O BRASIL e outros países emergentes, além do comportamento de países como os EUA, estão no centro da polêmica.

O ator ORLANDO BLOOM sofreu um acidente de carro em LOS ANGELES, (EUA). Ele colidiu com um Porche que estava estacionado, após ser fechado por outro veículo. A polícia de LOS ANGELES que o acidente não teve relação com excesso de velocidade, drogas ou álcool. Ninguém saiu detido.

2 008   :      -     DOMINGO
Na madrugada, o GP DO JAPÃO apresenta o talento e a sorte do bicampeão mundial, FERNANDO ALONSO. Conquista a segunda vitória consecutiva. O piloto da RENAULT aproveita os incidentes envolvendo os protagonistas FELIPE MASSA e LEWIS HAMILTON para vencer o GP DO JAPÃO, em FUJI. A segunda colocação fica com o polonês ROBERT KUBICA, da BMW-SAUBER, enquanto o finlandês KIMI RAIKKONEN, da BERRARI, chega em terceiro. MASSA chega em sétimo, enquanto HAMILTON é o 12º.
Apesar do resultado, o inglês segue na liderança com 84 pontos, contra 79 do brasileiro. HAMILTON pode ser campeão na próxima corrida, domingo, dia 19, na CHINA. Para tanto, o inglês precisa vencer, e MASSA não chegar entre os quatro primeiros.
O brasileiro NELSINHO PIQUET chega em quarto, e RUBENS BARRICHELLO apenas na 13ª colocação.  

Estou sem a Internet. Uso a manhã para ler jornais e colocar no computador as principais notícias nas minhas memórias. Na HEMEROTECA VENTURA estou colocando o primeiro livro de 2007. Isso é feito para ceder espaço na biblioteca para os livros deste ano. Mais tarde comparece o técnico PAULO CÉSAR para fazer a conexão com o speedy. Isso é trabalhoso e demorado. A conexão é estabelecida.

Depois de castigar seus torcedores com sucessivas exibições de mediocridade, a seleção brasileira ofereceu hoje uma dose de esperança àqueles que cobram do técnico DUNGA um time alegre e insinuante. Graças à inspiração do trio formado por KAKÁ, ROBINHO e ADRIANO, o BRASIL atropelou a VENEZUELA por 4 a 0, no Estádio PUEBLO NUEVO, em SAN CRISTÓBAL, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a COPA DO MUNDO de 2010. A contundente vitória manteve a equipe tupiniquim na vice-liderança da competição, com os mesmos 16 pontos da ARGENTINA, equipe sobre a qual a seleção brasileira leva vantagem no saldo de gols.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR; MAICON, LÚCIO, JUAN (THIAGO SILVA) e KLÉBER; JOSUÉ (MANCINI), ELANO, GILBERTO SILVA e KAKÁ (ALEX), ADRIANO e ROBINHO.

Jogando em casa, no Estádio Olímpico ATAHUALPA, o EQUADOR venceu o CHILE por 1 a 0 e terminou o primeiro turno das Eliminatórias Sul-Americanas em sexto lugar, com 12 pontos, um a menos que o rival, que ocupa a quarta posição do torneio, com 13. O próximo adversário do CHILE é a ARGENTINA, em SANTIAGO, na quarta-feira, dia 15. No mesmo dia, o EQUADOR visita a VENEZUELA. Os quatro primeiros colocados se classificam para a COPA DO MUNDO de 2010, e o quinto disputará a repescagem contra o quarto da CONCACAF.

Frente a frente no primeiro debate televisivo do segundo turno, nesta noite, os finalistas da corrida municipal em SÃO PAULO acusaram um ao outro de mentir. Entraram em tanta polêmica a ponto de paralisar o programa da BAND, em uma briga por direitos de resposta.
MARTA SUPLICY seguiu à risca a estratégia da sua equipe de marketing de tentar desconstruir a imagem do adversário, alegando que há um GILBERTO KASSAB real e outro fictício, que promete na TV o que não faz como prefeito e ainda esconde a trajetória. O prefeito, que prometera uma linha positiva durante o encontro de hoje, também endureceu o tom, disparou contra a concorrente e fez provocações.  

Cerca de 160 mil pessoas visitaram hoje o SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA, para comemorar o dia da santa. A celebração teve início com a Alvorada Festiva, às 5 horas, com o tocar do sino do SANTUÁRIO. Mas o ápice da festividade aconteceu durante a Missa Solene, realizada às 10 horas, quando o local, que tem capacidade para 45 mil pessoas –sendo sete mil sentadas – teve todos os seus espaços internos ocupados por romeiros e devotos da PADROEIRA DO BRASIL. Até mesmo dois cachorros, sem dono, arrumaram um cantinho entre os fiéis.
APARECIDA, a 170 km da capital, parecia ter se transformado em um mar de gente. Ônibus, carros, motos, bicicletas e até carroças. Valia todo e qualquer meio de transporte para chegar à cidade e poder louvar NOSSA SENHORA.

A capital realizou uma homenagem original a NOSSA SENHORA APARECIDA. Por volta das 10 horas, uma procissão fluvial percorreu, com a imagem da santa, os dois quilômetros do Rio TIETÊ, entre as pontes JÚLIO DE MESQUITA NETO e  PIQUERI. O percurso durou 15 minutos. A iniciativa é do projeto “TIETÊ ESPERANÇA APARECIDA”, que quer denunciar a poluição do rio. Desde 2004, ocorre a peregrinação de uma imagem de NOSSA SENHORA por várias cidades do Estado, até a chegada à capital, em 12 de outubro.

O tema da festa era DIA DA CRIANÇA, mas foram os adultos que se fartaram com os 454 metros do maior sanduíche do mundo, devorado em apenas dez segundos, no BIXIGA. A tradição de oferecer à população o lanche de pão italiano com mortadela já dura doze anos. Nesta edição, foram três mil pessoas que acordaram cedo no domingo para devorar o gigantesco sanduíche na Rua RUY BARBOSA.
O organizador da festa, WÁLTER TAVERNA, presidente da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista (SODEPRO), diz que somente o BOLO DO BIXIGA (realizado todo ano no dia do aniversário de São Paulo) é devorado mais rápido: cinco segundos.
O sanduíche aumenta a cada ano, de acordo com a idade da cidade de São Paulo.

Uma adolescente de 17 anos foi arrastada e violentada dentro da Escola Municipal de Educação Fundamental PROFESSOR ANTÔNIO D´ÁVILA, na Cidade Tiradentes, zona leste da capital, nesta madrugada.
A garota foi encontrada pelo vigia da escola caída no chão e desmaiada, às 6:30 horas, perto da quadra de esportes, nos fundos da unidade. Estava nua, com um arame em volta do pescoço e ferimento profundo na cabeça, provocado provavelmente pela pancada de um tijolo que foi encontrado no local, sujo de sangue. Ela foi submetida imediatamente a cirurgia de reparação na área do ferimento e permanecia internada, até à noite, em “estado estável e grave”, segundo informou o hospital.
A adolescente mora com o pai e a madrasta na mesma rua da EMEF, um quarteirão acima.

A procissão do CÍRIO DE NAZARÉ atraiu uma multidão estimada em dois milhões de fiéis em BELÉM (PA), hoje. A festa é uma homenagem a NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, padroeira dos paraenses, e inclui uma missa nas primeiras horas da manhã, seguida da procissão pelas ruas da cidade. A celebração acontece desde 1793 na capital paraense. Os devotos mais tradicionalistas consideram a data um momento único de renovação do espírito e das tradições religiosas do povo católico brasileiro.

O PAPA BENTO XVI canonizou mais quatro beatos hoje e criou, entre eles, a primeira santa da ÍNDIA, IRMÃ ALPHONSA. Batizada como ANNA MUTTATHUPADATHU, ALPHONSA DA IMACULADA CONCEIÇÃO viveu no Estado de KERALA, no sul da ÍNDIA, onde uma série de curas milagrosas são atribuídas a ela. ALPHONSA nasceu em 1910 e morreu em 1946. O PAPA também canonizou uma equatoriana que não seguiu a vida religiosa, NARCISA DE JESUS MARTILLO MORÁN (1832-1869).     

2 009      :      -      SEGUNDA-FEIRA
Consigo, finalmente, colocar em ordem as minhas leituras, anotações e deveres para com o meu blog e os meus amigos virtuais.
Cai violenta pancada d´água por volta das 14 horas, com rajadas de vento que mexe com os telhados das casas aqui em GUARULHOS. A NET sai fora do ar logo em seguida. Como não posso assistir televisão, aproveito para rever a solenidade de 9 de Julho último, na Assembléia Legislativa, através de um DVD alusivo ao evento, que me foi enviado pelo Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO.
Recebo dois telefonemas nesta noite. Um deles é do MENDES sobre a Assembléia Geral Eleitoral marcada para amanhã em GUARULHOS, no CPA/M-7. Somos de parecer que o GINO não deverá estar presente a fim de dar ampla liberdade para os trabalhos dos assembleistas.
Outro telefonema é do CAPITÃO PM ALEXANDRE, presidente do Conselho Deliberativo do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA. Ele articulou com o Comandante do CPI-2 (CAMPINAS) uma entrega de medalhas para o dia 15 de novembro, naquele quartel.
Por telefone, entendo-me com o GINO sobre esses dois assuntos. Na semana que vem iremos ver como ficará a situação do núcleo de GUARULHOS e também o que se poderá fazer com relação a CAMPINAS, onde pretendemos reavivar o núcleo da Sociedade naquele município, atualmente bastante crítico.

Cerca de 43 mil fiéis participaram hoje da missa em comemoração ao dia da padroeira do BRASIL no Santuário Nacional de NOSSA SENHORA APARECIDA. O governador de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, também assistiu a celebração e discursou para os fiéis. No total, 300 mil pessoas passaram pela cidade entre sábado e hoje.
Durante a manhã, a imagem foi conduzida ao altar pelo astronauta brasileiro MARCOS PONTES. A celebração foi realizada pelo cardeal primaz do BRASIL, D. GERALDO MAGELA AGNELO.
SERRA falou sobre sua eventual candidatura à presidência da República e afirmou que em 2010 “vai analisar as hipóteses que o destino e Deus colocar”. O presidente da FIESP, PAULO SKAF, e o ator ERIBERTO LEÃO, também visitaram a cidade hoje.

A derrota de hoje para o NÁUTICO por 3 a 0 expôs um defeito do PALMEIRAS que preocupa MURICY RAMALHO na corrida pelo título. No RECIFE, ficou claro que o líder tem um elenco desnivelado. Com apenas quatro titulares, a equipe teve atuação muito abaixo da média e sofreu o maior revés da temporada.
Os principais times que disputam posições no alto da tabela do BRASILEIRO deixaram escapar pontos importantes na rodada. Para completar a lista de oportunidades perdidas por figurantes ou candidatos ao G-4 o ATLÉTICO MINEIRO foi derrotado pelo CRUZEIRO por 1 a 0 e o GOIÁS deixou escapar a vitória em casa contra o lanterna SPORT (1 a 1), fortíssimo candidato ao rebaixamento.
Num jogo marcado por tumulto fora do estádio, o BOTAFOGO deixou escapar a oportunidade de se distanciar da zona de rebaixamento e apenas empartou por 2 a 2 com o AVAÍ, nesta tarde, no ENGENHÃO.

Dois ladrões foram mortos durante uma troca de tiros com a PM, após roubarem o repórter FABRÍCIO BATTAGLINI, do Programa MAIS VOCÊ, da Rede GLOBO, no final da noite de ontem. BATTAGLINI estava dentro de seu HONDA CIVIC, junto com sua mulher, na Avenida MIRUNA, em INDIANÁPOLIS, em frente de casa.
Por volta das 22:30 horas, quatro ladrões de aproximaram em duas motos. Os que estavam na garupa desceram com revólveres e anunciaram o assalto. Muito nervosos, os ladrões renderam o casal e roubaram celulares, dinheiro, cartões, documentos, alianças e outros objetos. Puseram as vítimas para fora e tentaram fugir com o carro. Neste momento, BATTAGLINI correu para casa, trancou-a e chamou a PM.
Os assaltantes não conseguiram levar o carro, pois tiveram dificuldades com o câmbio eletrônico de última geração do veículo, e acabaram fugindo de moto. Na Avenida INDIANÓPOLIS, próxima ao local, uma viatura da PM abordou os suspeitos e aconteceu o primeiro tiroteio.
Cerca de cinco quilômetros depois, na esquina da Avenida MIGUEL ESTÉFANO com a Rua ABEYLARD QUEIRÓS, na ÁGUA FUNDA, também na zona sul, uma das motos perdeu o controle e os ladrões caíram. Um novo tiroteio acabou com SÉRGIO LUIZ DE SOUZA SILVA, de 22 anos, e FLÁVIO BARBOSA DE ALMEIDA, de 28, baleados. Eles foram levados para o pronto-socorro SABOYA, onde já chegaram mortos.

A apresentadora ANA MARIA BRAGA participou nesta noite da Procissão das Velas, no Santuário de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, em PORTUGAL. Devota da santa, ANA MARIA se emocionou em vários momentos da celebração. Com sua vela em punho, ela fez todo o percurso a pé em meio as mais de 100 mil pessoas fiéis.  

Um suicida detonou hoje um carro-bomba ao lado de soldados do Exército no PAQUISTÃO, deixando 41 mortos e 45 feridos. O ataque ocorreu em SHANGLA, no VALE DO SWAT, e, segundo o governo, foi lançado pelo TALEBAN. A região foi palco em agosto de uma ampla ofensiva militar que teria varrido os talebans do local.
Foi o quarto grande atentado lançado no país em uma semana. Os militantes vêm ampliando suas ações nos últimos dias, em resposta ao anúncio dos militares de que planejam lançar uma grande ofensiva contra áreas de atuação da AL-QAEDA na Província do WAZIRISTÃO DO SUL, na fronteira com o AFEGANISTÃO. A região é conhecida como reduto do grupo terrorista e do TALEBAN e, especula-se, também serve de abrigo para OSAMA BIN LADEN.

Ponto mais delicado da crise política em HONDURAS, a restituição do presidente deposto MANUEL ZELAYA dever ser debatida amanhã, quando representantes do líder deposto e do governo de facto de ROBERTO MICHELETTI reunirem-se na mesa de negociação para dar continuidade ao diálogo. A “negociação de GUAYMURAS”, como foi batizada a discussão entre os opositores hondurenhos, havia sido iniciada na sexta-feira.
Dois americanos receberam o Prêmio NOBEL DE ECONOMIA por seus estudos de governança econômica, que analisam como empresas ou trabalhadores se associam para resolver problemas provenientes da competição no livre mercado. O prêmio de 1,4 milhão de dólares foi interpretado como um alerta da Academia de Ciências Sueca sobre os desdobramentos da crise econômica atual.
ELINOR OSTROM, da Universidade de INDIANA, primeira mulher a receber o NOBEL DE ECONOMIA, estuda como grupos de pessoas conseguem explorar recursos naturais de forma sustentável, mesmo sem regulação do governo ou privatização. OLIVER WILLIAMSON, da Universidade da CALIFÓRNIA em BERLELEY, pesquisou como é o processo de decisão dentro das empresas e como, às vezes, isso funciona melhor do que deixar as decisões a cargo do livre mercado.    

2 010    :        -    TERÇA-FEIRA
Pela manhã resolvi elaborar a mensagem para os oficiais da ativa e da reserva, através computador, sobre a Assembléia Geral marcada para o dia 15 de outubro na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Não posso aquilatar a dimensão que a mensagem irá atingir, mas preciso estar em paz com minha consciência;

PREZADISSIMOS AMIGOS
Eleições. Feriados. Dia das Crianças, 2º turno, enfim uma série de acontecimentos últimos fazem com que nossa atenção seja desviada de maneira que a Assembléia Geral marcada para dia 14 de outubro na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP seja completamente esquecida pela maioria. Mas o 14 de outubro está às portas e a discussão de uma reforma estatutária põe a perigo a Associação onde todos são iguais.
Acontece que essa história de todos são iguais é uma tremenda balela, um sofisma que engana. Ninguém é igual a ninguém, nem perante a lei. Quem está no Poder não vai preso também. Caso os nossos Códigos fossem obedecidos metade da população brasileira estaria atrás das grades. Quem tem dinheiro não vai preso também. Há idéias simplistas como de amigos meus que dizem: "você está contrariado com o estado de coisas da AORRPM, basta sair da Associação". Outros acham que na reserva o soldado se iguala ao oficial e, portanto é viável que a Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados possa aceitá-los como sócios. Já aconteceu o absurdo de um tenente se candidatar a presidente da Associação e muita gente aceitar o "inaceitável" com a conversa de que todos são iguais. Na hipótese de que esse tenente viesse a se tornar presidente como é que ficaria a situação de um oficial superior ter cometido um crime na Associação (aliás, como já aconteceu). Qual a moral do suposto presidente em aplicar a lei estatutária?
Nos últimos meses tenho sido procurado no sentido de esclarecer qual é o Regimento Interno que vigora na AORRPM. Isso porque presidi uma Assembleia Geral que aprovou o novo Regimento Interno em 31 de agosto de 2006. Acontece que esse Regimento apresentado à Assembleia, naquela data, não foi entregue à mesa diretora para a assinatura legal. Meses depois, cobrado por mim o regimento para ser assinado recebi a informação que haveria necessidade de novas modificações e isso foi ficando para as calendas. Agora, em 2010, quatro anos passados, foi-me entregue para assinatura um regimento que não é aquele de 2006, com várias modificações. É claro que não o assinei. Portanto, para todos os efeitos a Assembléia Geral que está tratando das modificações estatutárias não poderá se valer do Regimento de 2006, porque esse não existe legalmente. Deverá prevalecer para todos os efeitos o ainda Regimento de 5 de junho de 1984, de acordo com o Boletim Informativo numero 15 da Associação. Nas últimas eleições na Associação foi assim, face a impropriedade daquele Regimento que deveria ser assinado em 2006 e que, por razões que desconheço, não me foi oferecido para a devida assinatura da mesa diretora dos trabalhos.
Os meus amigos naturalmente vão se indagar: "o que eu tenho com isso?" É justamente porque me manda a consciência que estou encaminhando esta mensagem. Todos nós, temos, de alguma maneira, algo a ver, pois somos oficiais da PMESP e essa situação atinge as nossas raízes.  Repito que ninguém é igual a ninguém. Muito menos numa Instituição onde IMPERA a hierarquia e a disciplina. Basta verificar a história da humanidade e perceber que mesmo nos países socialistas quem está no poder é que realmente manda. Portanto a nossa triste AORRPM está numa situação igual. Ali não há mais distinção de hierarquia e vários oficiais já me disseram que isso é assim mesmo. Não concordo e o bom senso deverá prevalecer. Se é uma Associação de Oficiais como vamos aceitar os sargentos como sócios? Repito mais uma vez que não tenho nada contra os sargentos, mesmo porque também fui sargento. Apenas tenho a convicção que não é legal misturar as classes da polícia militar e permitir a grande promiscuidade que impera naquela Associação. Isso seria o caos. Sei que alguns companheiros (companheiro no bom sentido) vão me aconselhar a deixar a Associação. Mas não farei isso enquanto houver campo para a luta. Num país em que o poder escolhe um poste para ser presidente; investe alta soma de dinheiro público numa candidatura de quem não era credenciado a ocupar o alto posto da Nação e nós aceitamos tal acinte como normal, é bem possível que numa infeliz Associação as coisas também corram para uma situação parecida. Estamos caminhando para o abismo e pouca gente dá conta disso.      
           CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
SECRETÁRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

CORONEL PM Ref UBIRAJARA PISANI manda-me a seguinte mensagem da filha do CORONEL PM Ref CARIBÉ.
Queridos amigos,
Mamãe Hedy faleceu na sexta dia 8, deixando-nos desnorteados. Apesar de todo o problema de saúde dela, ela estava bem, estava falante, andando, chegou a receber alta do cardiologista e do nefrologista(embora tivesse que continuar fazendo hemodiálise pro resto da vida).  Aí apareceu uma estranha dor abdominal. Fizeram exames e acharam pedra na vesícula. A dor aumentou e os exames de sangue mostravam que havia alguma infecção. Acharam que talvez a vesícula tivesse rompido, e então fizeram uma cirurgia de emergência.  Tiraram a vesícula e a cirurgia foi bem sucedida. No dia seguinte a infecção progrediu muito, e identificaram como infecção hospitalar super agressiva. Daí ela não acordou mais. Ficou 4 dias em coma e partiu para a espiritualidade na sexta feira. Ao todo foram 67 dias de hospitalização.
Papai ficou muito mal, nem conseguiu ver o sepultamento, teve que ser retirado de lá. Eu estou sem chão , nem sei como e por onde começar e recomeçar nossas vidas... Não consegui avisar a todos os amigos, mas eu não dava conta nem de mim mesma..... Dói muito... 

Haverá missa de 7 dia em 15/10/10 as 19hs na Igreja São Pedro Pescador, perto de casa. Fica na Av. Manoel da Nóbrega próximo ao nº 300 ( não sei com exatidão, mas é de fácil visualização.) Meu pai  diz que está bem, que tem que ser realista, mas sei que não está bem. Está bem abatido, chora várias vezes ao dia, tenho receio de que ele vá logo ao encontro de minha mãe. Tudo ainda é muito difícil e doloroso. Ele disse que não quer ir à missa, pois não quer chorar na frente de ninguém... Ele fica tentando ser forte o tempo todo. Para mim tudo é difícil também, não é fácil ser filha única... a saudade aperta meu coração impiedosamente... 

Edilene Caribé
91259280

estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Por Julia Duailibi, estadao.com.br, Atualizado: 12/10/2010 0:27
Aécio viajará o País em nome de Serra
O comando do PSDB 'terceirizou' parte da mobilização da campanha do candidato José Serra para puxadores de voto do partido. A partir dessa semana, o senador eleito por Minas, Aécio Neves, e os governadores eleitos Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR) viajarão pelo País em articulações políticas e contato com a militância em nome do presidenciável. Embora haja tucanos que veem com desconfiança o mergulho de Aécio na campanha, ele articulou viagens pelo interior de seu Estado a fim de fazer campanha para Serra, nos moldes da que organizou em prol do afilhado político, o governador eleito de Minas, Antonio Anastasia. Na quinta-feira, dá início à mobilização com ato ao lado de Serra. E Alckmin traçou agenda de viagens que incluem Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Na primeira reunião do conselho político, do qual participaram tucanos e integrantes do DEM e do PPS, houve cobranças para que a campanha dê maior atenção ao Nordeste. Também houve o diagnóstico de que é preciso angariar setores rebeldes do PTB e do PP - o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, conversou domingo com o presidente pepista, Francisco Dornelles. Apesar de a avaliação interna ser de que Serra não deverá ter muito mais do que 30% das intenções de voto na região, senadores do DEM disseram ser importante traçar um discurso social e econômico para o Nordeste. Tucanos e integrantes do DEM acham que as cidades nordestinas estão com a situação econômica bastante frágil e que usar o discurso de fortalecimento do Executivo municipal para os prefeitos poderia ajudar a conquistar votos nos grotões do País. 'Precisamos aumentar a votação no Nordeste. Tivemos uma situação no primeiro turno em que a presença de Lula inibiu a ação dos candidatos nos Estados', avalia o senador eleito Aloysio Nunes Ferreira (SP). 'É uma região onde o governo tem uma proeminência eleitoral maior', afirmou o senador Agripino Maia (DEM-RN). Para Agripino, a campanha deve assumir 'compromissos claros com os trunfos da economia de cada Estado'. 'Qual é o grande sonho de Pernambuco? A grande aspiração do Ceará? O que é que Serra pensa dessas aspirações? É uma estratégia fundamental o desenho dessas aspirações que significa a manutenção ou a projeção de um crescimento sustentado e o compromisso de Serra com a concretização dessas vocações.' 'É desejável que Serra vá a todos os Estados', recomenda o senador. Ele disse que não se planeja combater o Bolsa-Família. 'Vamos tentar superar com outras propostas que agreguem mais voto do que isso. Vamos trabalhar para que os Estados tenham emprego sustentado, não emprego de Bolsa-Família.' Agripino disse que já conversou com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), coordenadora regional dos verdes no Nordeste. 'Eu a ajudei. Já pedi o apoio dela para que trabalhe e convença os diretórios no sentido de dar apoio a Serra.' Na reunião do conselho, ficou definido que, para cada Estado, deve haver um discurso específico, focando as prioridades regionais. Também houve cobrança para enfatizar as promessas de aumento do salário mínimo, reajuste das aposentadorias e a concessão do 13.º para os beneficiários do Bolsa-Família. Rodrigo Maia, presidente do DEM, disse que a meta é diminuir a diferença onde Serra perdeu e ampliar onde ganhou. 'Não estamos disputando contra qualquer máquina, é uma máquina poderosa que não tem limites.' O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que ontem recebeu em casa para um almoço lideranças do DEM e o vice de Serra, Índio da Costa, deu início a uma maratona de viagens pelo interior para pedir votos ao tucano. 'Eu recebo missões e as executo nas horas de folga e nos feriados até porque não me afastei da Prefeitura.' COLABOROU FAUSTO MACEDO
CORONEL PM Ref UBIRAJARA PISANI, residente em ARAÇATUBA, entra em contato comigo para falar sobre a matéria que lhe mandei “Descaracterização de uma Instituição”. Conversamos por telefone sobre essa situação anormalíssima. Suas palavras me incentivam a continuar com essa luta. Durante a tarde deste feriado continuo a manter contatos pela Internet com os amigos sobre o problema da Assembléia Geral de 14 de outubro na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP.
Cumprimento minha prima CARMEM sobre o aniversário de sua filha MÔNICA nesta data. 

Faleceu o advogado ROMEU GUARNIERI, aos 81 anos. Nascido em SALTO, interior de SÃO PAULO, gostava de ajudar seus conterrâneos que passavam necessidade. Mesmo morando na capital paulista desde jovem recebia sempre o jornal local, o TAPERÁ, e se informava do que ocorria na cidade. Por meio do diretor do diário, por exemplo, enviava mensalmente quantias em dinheiro para duas mães de trigêmeos. No entanto, ele não gostava que soubessem de sua generosidade. Pedia para informar que o auxílio era de um professor austríaco. Depois de sofrer um derrame em 2006, teve a recomendação de fazer trabalhos manuais. Passou a criar colares, que dava para os amigos.

Foguetes de sinalização atirados na direção dos jogadores e da torcida italiana. Adiamento da partida em 37 minutos. Agressão ao goleiro sérvio, VLADIMIR STOJKOVIC, antes ainda de a delegação chegar ao estádio LUIGI FERRARIS, em GÊNOVA, ITÁLIA, que o leva ao hospital. Fanático sérvio encapuzado cortando a rede que impedia seus compatriotas de entrar no campo. Novos foguetes direcionados aos jogadores, na direção do goleiro italiano EMILIANO VIVIANO. Diante da iminente tragédia que se desenhava, o árbitro escocês CRAIG THOMPSON interrompeu o jogo entre ITÁLIA e SÉRVIA pelas eliminatórias da EUROCOPA, hoje, seis minutos apenas depois de iniciado. Todos retornam ao vestiário escoltados pela polícia, com escudos. Os italianos, através do diretor de sua confederação de futebol, ANTONELLO VALENTINI esperam agora o relatório do delegado da UEFA e querem a vitória por 3 a 0, sob a alegação de que a partida não prosseguiu por causa da violência dos torcedores sérvios. 

O ator espanhol MANUEL ALEXANDRE ABARCA morreu hoje em MADRI, aos 92 anos. A informação foi divulgada por fontes ligadas à família do artista. Ele sofria de câncer e estava havia vários dias internado no Hospital SAN CAMILO, com estado de saúde deteriorado. MANUEL ALEXANDRE trabalhou em mais de 300 filmes, como WELCOME, MR. MARSHALL, CALLE MAYOR e AMANECE QUE NO ES POCO, em peças de teatro e séries de televisão. Nascido na capital espanhola em 11 de novembro de 1917, ele estreou nos palcos em 1945. Em 2002, o ator recebeu a Medalha do Mérito das Belas Artes. Sua última atuação no cinema foi em CAMPAMENTO FLIPY (2010), de RAFA PARBUS.

Preocupado com a crescente perda de fé nos países ocidentais, o PAPA BENTO XVI decidiu criar um novo ministério – o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. No decreto oficial ou carta apostólica, divulgado hoje pela assessoria do VATICANO, o papa reconhece “a preocupante perda do sentimento do sagrado” e a existência de um deserto interior na sociedade moderna. O pontífice alemão propõe o uso de “vias modernas de comunicação como instrumentos para a nova evangelização” e para multiplicar a missão da Igreja. Ele também enumerou as profundas transformações registradas pelo mundo moderno que obrigam a incentivar a evangelização: “progressos gigantescos da ciência e da técnica, ampliação das possibilidades de vida, maiores espaços de liberdade individual, mistura de etnias e culturas, fenômenos imigratórios, crescente interdependência entre os povos”.

Às 15:44 horas de hoje, um helicóptero aterrissou na mina SAN JOSÉ com a peça que faltava para o resgate dos 33 mineiros ser finalmente autorizado, após 69 dias de espera. Da aeronave, não saiu nenhum equipamento especial. A espera era por SEBASTIÁN PIÑERA, o presidente cuja popularidade subiu desde 5 de agosto, dia em que um desmoronamento isolou os operários. Uma pesquisa indica que 75% dos chilenos aprovaram a atuação do presidente no caso. Tão logo pisou a região, PIÑERA ressaltou que uma promessa havia sido cumprida. “Os chilenos disseram que não desistiriam. E cumprimos”, afirmou, cercado de microfones. A primeira visita de PIÑERA ao acampamento foi em 7 de agosto, quando interrompeu uma visita à COLÔMBIA para apoiar as equipes de resgate e as famílias que começavam a se instalar no local, ainda sem saber que todos estavam vivos. Em 22 de agosto, logo após a perfuração alcançar o local em que o grupo seria encontrado, coube ao presidente mostrar o bilhete com a inscrição “estamos bem no refúgio, os 33”. Hoje, quando PIÑERA voltou ao acampamento – desta vez acompanhado da primeira-dama, CECÍLIA MOREL – a estrutura do resgate estava pronta. Segundo técnicos que trabalharam na escavação, a remoção do grupo seria possível desde o início do dia, em caso de emergência. Faltava o presidente, que em várias ocasiões usou o caso para pregar a união dos chilenos. PIÑERA visitava o EQUADOR quando recebeu a informação de que havia condições para a retirada dos mineiros. Ao aterrissar no CHILE, pediu que todas as igrejas do país tocassem seus sinos no instante em que o primeiro mineiro fosse retirado. Depois de vistoriar o hospital e o local em que os operários encontrarão a família, o presidente fez um discurso retransmitido ao vivo pela CNN e pelos principais canais de televisão do CHILE. Nele, elogiou o trabalho dos resgatistas, prometeu dar “todo o apoio às família” e lembrou que estivera ali logo depois do desabamento. Após o acidente, PIÑERA destituiu o responsável pela segurança nas jazidas chilenas e ordenou o fechamento de dezenas de minas. Antes de chegar à mina SAN JOSÉ, onde acompanharia a saída do compatriota CARLOS MAMAMI, o presidente boliviano EVO MORALES prometeu dar-lhe um emprego e levá-lo de volta para casa. “Aqui temos tudo garantido, uma fonte de trabalho e um terreno para construir sua casa”, disse EVO. VERÓNICA, a mulher de MAMAMI – único estrangeiro e o terceiro na ordem de resgate – considerou hoje o retorno à BOLÍVIA incerto.
Eram dez minutos de 13 de outubro quando o mineiro FLORÊNCIO ÁVALOS emergiu na superfície dentro da cápsula FÊNIX, depois de 69 dias preso a quase 700 metros de profundidade. ÁVALOS foi o primeiro dos mineiros a ser resgatado na mina de SAN JOSÉ. Ao sair da cápsula FÊNIX, que o içou em 16 minutos, usava capacete e óculos escuros e foi abraçado pelo filho e pela mulher. Pouco antes, soou uma sirene na mina. O presidente do CHILE e sua esposa, chorando, o abraçaram também. No ACAMPAMENTO ESPERANÇA, onde os parentes dos 33 mineiros presos vivem desde que eles foram soterrados no dia 5 de agosto, explodiram gritos de alegria e bandeiras do CHILE em todos os cantos. O resgatista MANUEL GONZÁLEZ foi o primeiro a descer na mina para preparar o resgate. Por uma tela de computador, viam-se os mineiros sem camisa, o recebendo com festa lá embaixo, onde fazia 30º em 89% de umidade. Em frente a um telão, os familiares dos mineiros vibravam com cada lance. “Vamos, vamos”, gritava DARWIN CONTRERAS, irmão de PEDRO CONTRERAS CORTEZ. Os primeiros sinais de sucesso da operação surgiram ao final de um dia de expectativa e tensão. O salvamento estava previsto para começar às 20 horas, mas testes com a FÊNIX atrasaram a operação. Desde a tarde, a cápsula tinha subido e descido pelo menos quatro vezes. Na primeira vez, ela voltou com uma pequena avaria, forçando a realização de novos testes. A cápsula sobe com cada mineiro à velocidade de um metro por segundo, mas pode dobrar ou triplicar em caso de emergência. A equipe de resgate saberá se alguém passar mal graças a um sistema de monitoramento. Depois de resgatados, os operários seriam levados para uma área de triagem e, dali, encontrariam seus familiares. De lá, seriam transportados para o hospital em helicópteros que comportam dois mineiros deitados ou quatro sentados. Eles devem ficar no mínimo 48 horas no hospital para que possam ser realizados exames radiológicos e oftalmológicos. Ocuparão dois andares do hospital de COPIAPÓ. Durante o salvamento, os mineiros usarão roupas especiais: uma blusa, calça, jaqueta e manta verdes, feitas de tecido respirável,que mantêm a temperatura do corpo constante. Também usarão capacete e óculos, com lentes que bloqueiam 100% dos raios ultravioleta.      

Morreu nesta terça-feira, em sua casa em SHORT HILLS, NOVA JERSEY, a escritora norte-americana BELVA PLAIN. Ela estava com 95 anos e se tornou uma autora de best-sellers já aos 59 anos com obras em que contava sagas de gerações de famílias judias americanas – nascida BELVA OFFENBERG em NOVA IORK, em 1915, ela era descendente de judeus alemães. A escritora lançou seu primeiro livro em 1978, EVERGREEN, que ficou 41 semanas na lista dos mais vendidos publicada no jornal THE NEW YORK TIMES. A obra ainda se tornou minissérie de TV feita pela rede NBC, em 1985. Outro destaque de sua carreira é CRESCENT CITY, publicado em 1984 e traduzido em 22 línguas.

2 011      :       -      QUARTA-FEIRA
Dia das Crianças. Dia de NOSSA SENHORA APARECIDA. Dia em que pensava que poderia organizar os papéis em minha biblioteca. Puro engano. Não me sinto bem. O computador cansa minhas vistas. Sou obrigado a fazer um descanso forçado por causa disso. Estou vendo que, não vai demorar muito e irei ter que tomar uma decisão a respeito de minhas memórias. Pela internet recebo algumas mensagens importantes:
Uma delas é do CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, Comandante Geral da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Caros amigos da Polícia Militar,
Resgate histórico e inovação!
Foi aprovado o projeto de posto imediato e preterição. Isso só aconteceu pelo reconhecimento do Governo e dos Parlamentares à Polícia Militar.
Essa vitória histórica só aconteceu por ser fundamentada no bom trabalho desenvolvido pelos nossos policiais militares, dedicados e leais colaboradores.
E esse bom trabalho só foi possível, porque contou com a profissional, dedicada e comprometida condução de homens feita por nossos Comandantes atuais e veteranos, nos seus mais variados níveis. Deixo aqui registrado, como Comandante-Geral, o meu agradecimento a todos que, cada qual a seu tempo, fizeram acontecer!
Abaixo segue a mensagem que postei na intranet, solicitando ampla divulgação.
Contem sempre com o Comando Geral.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo
CEP: 01124-060 - Praça Cel. Fernando Prestes, 115 - 3º andar
Fone: 3327-7001 - camilo@policiamilitar.sp.gov.br
Policial Militar,
É com satisfação que venho à sua presença para informar que todos os projetos apresentados pelo Comando foram aprovados. Em 11/10/2011 foi aprovado o projeto de preterição e posto imediato.
Isso demonstra, mais uma vez, o reconhecimento do nosso Governador Geraldo Alckmin e do nosso Secretário Dr. Ferreira Pinto à nossa Polícia Militar. Agora todos seguem para sansão, o que deve acontecer nos próximos dias.
Agradecemos também a fundamental colaboração dos nossos nobres Deputados Estaduais que souberam a importância dos projetos para os policiais militares.
APROVADO o Posto Imediato: resgate histórico.
Esse benefício, resgatado após 20 anos, alcança os oficiais da ativa que contarem ou completarem 30 anos de serviço e tenham 2 anos no mesmo posto. As praças já tinham o benefício.
APROVADA a Preterição: fluxo de carreira.
Essa inovação proporciona um salutar e esperado fluxo de carreira, melhorando a gestão e incentivando os oficiais mais jovens, principalmente capitães e tenentes.
APROVADO o Reajuste Salarial: uma conquista.
Lembro que o reajuste de 15% no padrão, retroativo a partir de 1º de julho de 2011 já havia sido aprovado, beneficiando todos os policiais militares da ativa, os veteranos e nossas pensionistas.
Valorização do Policial Militar
A valorização continua sendo objetivo constante desse Comando. Estaremos sempre procurando dar mais qualidade de vida e dignidade aos policiais militares e suas famílias.
Faça sua parte, continue fazendo a diferença na segurança pública de São Paulo, continue levando tranquilidade e qualidade de vida ao cidadão.
Continue assim, acreditando que sempre é possível fazer mais e melhor.
A Intranet é o nosso canal oficial de comunicação do Comando.
Contem sempre com o Comando!
ALVARO BATISTA CAMILO
Coronel PM Comandante Geral

Termina a greve dos correios.
Recusaram um acordo que era mais favorável e agora terão que acatar a decisão do TST.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou que a greve dos funcionários do Correios, que já dura 28 dias, como não abusiva, e que os funcionários devem voltar ao trabalho na quinta-feira (13). A decisão foi tomada durante julgamento do dissídio coletivo que determinou um aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro de 2011, com reajuste salarial de 6,87% a partir de 1º de agosto.
Sobre os dias parados, os demais ministros não acompanharam o voto do relator e decidiram pelo desconto imediato de sete dias de paralisação e a compensação de outros 21 até maio de 2012 aos sábados e domingos. Pelo entendimento do TST, os funcionários dos Correios devem retornar ao trabalho à 0h de quinta-feira. O descumprimento dessa decisão tornará a greve abusiva. O comando nacional de greve ainda não informou como será feito o encaminhamento da decisão aos 35 sindicatos regionais.
O presidente do tribunal, o ministro João Oreste Calazen, chamou a atenção para o fato de o reajuste corresponder à variação do INPC, o que poderia ser interpretado como a indexação. No entanto, foi acatado o argumento do ministro Walmir Oliveira da Costa. Ele afirmou que foi feita a escolha da decisão conciliadora das partes, sem interesse de atrelar o reajuste à variação do índice.
A greve da categoria começou dia 14 de setembro. O ministro relator não considerou o movimento grevista abusivo porque os trabalhadores não cometeram atos de violência e nem de vandalismo durante a paralisação.

12/10/2011 - 08h23
Juiz dirige bêbado, sem habilitação e tumultua DP depois de agredir um cidadão
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
Dirigir sem habilitação, embriaguez ao volante, desacato, desobediência, ameaça, difamação e injúria. Esses crimes, segundo o delegado da Polícia Civil de SP Frederico Costa Miguel, foram cometidos após uma briga de trânsito, domingo à noite, pelo juiz Francisco Orlando de Souza, 57. Ele nega (leia abaixo). O magistrado atua como auxiliar dos desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado e, desde anteontem, é alvo de uma apuração da Corregedoria (órgão fiscalizador). Juiz há 26 anos, Souza é considerado por alguns de seus companheiros de profissão como um magistrado firme e um exemplo a ser seguido, isso por ter começado a militar na Justiça como escrevente de fórum e, depois de muito batalhar, ter se tornado magistrado. As acusações do delegado contra o magistrado estão no boletim de ocorrência nº 13.913/2011, do 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
De acordo com o documento, registrado pelo delegado Costa Miguel, o magistrado dirigia seu carro pela avenida Armando Ítalo Setti quando começou a discutir com um outro motorista. Quando os carros passavam pela porta da delegacia, o magistrado e o outro motorista (cujo nome não consta no boletim de ocorrência) pararam os veículos. Ao ouvir as buzinas dos carros, os investigadores Zenobio Viana de Barros, 59, e Alexandre Cavalheiro de Britto, 51, foram à rua e viram quando o juiz esmurrava o vidro do carro do motorista com quem discutia. Os policiais abordaram os dois motoristas com as armas em punho, mas dizem que elas estavam na chamada posição sul (apontadas para baixo, junto ao corpo). Nesse momento, segundo os policiais, o juiz começou a agredir verbalmente os dois. Pela distância a que estava da briga, o delegado Costa Miguel disse ter sido "enérgico" ao determinar que todos os envolvidos na confusão entrassem na delegacia. Ainda segundo o delegado, o juiz levantou o dedo em sua direção e gritou várias vezes: "Você não grita assim comigo, não!" "Imediatamente, o averiguado [juiz] subiu as escadas encarando o delegado de polícia, que imaginou que iria até mesmo ser agredido pelo averiguado. O averiguado já se aproximou desta autoridade de maneira totalmente descontrolada e, com o dedo em riste, mais uma vez gritou com esta autoridade:'você não grita assim comigo, não! Eu sou um juiz, eu sou um juiz!' (sic), escreveu o delegado Costa Miguel, que pediu para o magistrado se identificar como tal. "E aí, você vai me prender?", foi, de acordo com o delegado, o que o juiz disse quando ele pediu para se identificar. "Sim, o senhor está preso por desacato!", respondeu o delegado. Por lei, apenas o presidente do Tribunal de Justiça pode prender em flagrante um juiz. Quando deu voz de prisão ao magistrado, o delegado o fez na modalidade "prisão captura". "O delegado já tinha dado voz de prisão ao autor [juiz] que, percebendo que a situação não seria resolvida com uma simples e abjeta carteirada, tentou se evadir por diversas vezes", relatou o delegado Costa Miguel. "Tendo este delegado tendo que impedir a fuga do averiguado, sendo que este por diversas vezes se recusou a entregar as chaves do seu veículo à autoridade policial", continuou o policial. Já dentro da delegacia, o delegado ficou incomodado com a "maneira ameaçadora como o juiz o encarava e dizendo que aquilo não iria ficar assim". O delegado Costa Miguel também afirmou que o juiz debochou da Polícia Civil. O policial disse que "convidou" o magistrado a fazer o teste do bafômetro, já que ele exalava "forte hálito etílico", mas o juiz não aceitou ser examinado e negou que tivesse bebido. Após o delegado Victor Vasconcellos Lutti, chefe do 1º DP de São Bernardo do Campo, ser chamado para acompanhar o registro do boletim de ocorrência do caso, o juiz foi liberado e, assim como o outro motorista envolvido na briga de trânsito que deu início ao problema com os policiais, ele foi embora dirigindo seu carro, escoltado por policiais civis até sua casa. O juiz Francisco Orlando de Souza disse à reportagem que não estava embriagado quando se envolveu na briga de trânsito. "Infelizmente, o delegado deu uma proporção muito maior a tudo isso. Não ofendi ninguém. Mas eles [policiais] me trataram com rispidez", disse Souza. "Já prestei os primeiros esclarecimentos sobre o que aconteceu à Corregedoria do Tribunal de Justiça", continuou. "Tudo o que consta no boletim de ocorrência é a versão do delegado que o escreveu. Ele terá a chance de provar ou não o que está ali. O senhor acredita que o delegado titular iria me liberar se eu estivesse bêbado ou sem carteira de motorista?", disse o magistrado. Ao ser questionado se pretende tomar alguma medida contra o delegado na Corregedoria da Polícia Civil, o magistrado disse que irá consultar sua entidade de classe, a Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), para tomar essa decisão. "Pelo que percebi, isso deixou de ser uma questão pessoal e virou algo entre classes. Por isso preciso consultar minha entidade de classe", falou o juiz.
Recebo essa mensagem pelo GBB. É esclarecedor a participação de ALOYSIO NUNES FERREIRA nos atos de terrorismo:
Golpe levou deputado às armas
Ditadura marcou vida do ex-guerrilheiro, que hoje quer reformar democracia
Luiz Maklouf Carvalho - (Jornal do Brasil - 04/03/99)
SÃO PAULO - O primeiro assalto a gente nunca esquece - e certamente por isso é que o relator da Comissão Especial da Reforma do Judiciário, deputado federal Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), ainda tem a memória afiada quando o relembra, 31 anos depois. "Foi uma expropriação impecável", avalia, em linguagem da época, uma das primeiras ações armadas de vulto contra a ditadura militar (64-85): o espetacular e bem-sucedido assalto ao trem-pagador Santos-Jundiaí, em 10 de agosto de 1968.
Texto completo
Ferreira estava lá na condição de guerrilheiro da recém-nascida Ação Libertadora Nacional (ALN), a organização dos líderes comunistas Carlos Marighela e Joaquim Câmara Ferreira, o Toledo, uma das mais aguerridas na luta armada.
Coube ao então advogado de 23 anos a tarefa de recolher e transportar, num fusca, imediatamente após o assalto, o guerrilheiro João Leonardo Rocha e todas as armas usadas na ação. "Deu tudo certo porque o Marighela era muito exigente na logística", diz Ferreira. "O planejamento foi rigoroso, exigiu muitas viagens no trem, e possibilitou uma ação perfeita, sem o disparo de um tiro", lembra.
Pouco antes do trem-pagador, ele participou, "na logística", de outro assalto ousado - ao carro-pagador da Massey Ferguson, em plena Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros (Zona Oeste de São Paulo). "Simulamos uma blitz, com cavalete, guarda fardado e tudo o mais", conta o deputado, lembrando, com um sorriso nostálgico, o momento tenso em que o guerrilheiro Arno Preiss fez as vezes do guarda, "orientando" o trânsito e fazendo parar a Rural Willys da Massey Ferguson.
Por conta de ações como essa, Aloysio (ou Mateus, um de seus codinomes) foi parar nos cartazes dos "terroristas procurados".
"Acreditávamos que era possível trazer o céu para a terra, e que a luta armada podia derrubar a ditadura", diz Ferreira, 54 anos. "Foi um erro monumental, porque desprezamos a organização do povo, que não nos apoiou. Mas me orgulho de ter participado, porque um movimento que sustenta uma utopia é sempre positivo."
Não foi o primeiro ex-guerrilheiro a sentar praça no Congresso Nacional - José Genoíno (guerrilha do Araguaia) e Fernando Gabeira (seqüestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick) chegaram antes -, mas é o que menos relatou a experiência da militância comunista. "Não gosto de posar de herói da resistência, porque outros foram muito mais importantes do que eu", diz.
Paulista de São José do Rio Preto, com pai e avós envolvidos na política, começou a militância em 1963, ao entrar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a famosa instituição do Largo São Francisco. Filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro logo depois do golpe de 64
- "foi como se o mundo tivesse desabado" -, na esperança de contribuir para a resistência que não houve. Experimentou uma primeira rápida prisão de dois dias no mês de abril - e depois integrou-se à dissidência marighelista que levaria ao rompimento com o PCB e à criação da ALN.
Em 1968, já advogado, Ferreira entrou no primeiro grupo de ação armada da ALN. Era eficiente na logística, o trabalho de levantamento e de infra-estrutura para ações armadas.
Um processo nas costas - com risco de prisão preventiva -, a possibilidade de que a polícia descobrisse algo sobre as expropriações, e uma boa desenvoltura no francês foram razões suficientes para Marighela despachá-lo a Paris. Viajou com passaporte falso, em novembro de 68.
Dois dias depois embarcaria sua então mulher, Vera Tude de Souza, militante de base da ALN. "Foi uma época de muita garra", disse a hoje tradutora na Câmara Municipal de São Paulo. "Éramos muito jovens, cheios de sonhos e vivemos uma grande paixão. Aloysio era um idealista com muita vontade de acertar." O plano previa estadia em Cuba, para treinamento de guerrilha, mas a gravidez de Vera (das gêmeas que nasceriam em 69) o fez desistir.
Ferreira foi um dos principais articuladores da ALN na Europa, seja ganhando apoio de intelectuais como Jean-Paul Sartre, seja denunciando as torturas do regime militar ou fazendo a ponte no vai-e-vem de militantes e dirigentes da organização, entre eles Toledo, que algumas vezes hospedou-se na residência do casal. Segundo o deputado, foi passeando com ele no Centro de Paris que Toledo soube do assassinato de Marighela (em 4/11/69, São Paulo), pelas páginas do Le Figaro. Ele próprio também seria assassinado sob torturas em outubro de 70 - fato que marca o progressivo afastamento de Ferreira da ALN e seu desencanto com o método da luta armada. "Esses assassinatos foram bárbaros, cruéis, e me marcam até hoje", diz o deputado, contando que ainda não conseguiu o distanciamento adequado para assistir aos filmes relativos ao período, entre eles O que é isso, companheiro?, baseado no livro homônimo de seu amigo de exílio Fernando Gabeira.
Encantado com o Partido Comunista Francês - "um partido de massa" -, Ferreira nele ingressa em 1971, passo que o levou de volta, alguns meses mais tarde, ao Partido Comunista Brasileiro. É nessa condição que retorna ao Brasil em 1979, com a anistia, separado de Vera desde 77 e já então com sua atual mulher, Jussara Freire (mãe de seu filho de 15 anos).
Filia-se ao MDB, elegendo-se duas vezes deputado estadual (82 e 86). Foi vice do governador Luiz Antônio Fleury (91-94) e, em 1992, candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo (vitória de Paulo Maluf). Em 1994 foi eleito deputado federal pelo PSDB - e reeleito ano passado com 83.600 votos. "A luta de hoje é para aprofundar a democracia e melhorar o país. É muito mais fácil reformar a democracia do que derrubar a ditadura no tapa", acha o ex-guerrilheiro.
Sob o comando de Marighela
SÃO PAULO - O assalto ao trem-pagador Santos-Jundiaí foi uma ação relâmpago - dois minutos, segundo jornais da época. Três homens armados renderam o condutor e levaram três malotes com NCr$ 108 milhões, moeda da época, dinheiro suficiente para o pagamento de todos os funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Um dos homens puxou o freio de emergência e todos saltaram, correndo para dois fuscas que os esperavam, um deles dirigido pelo hoje deputado Aloysio Nunes Ferreira.
A ação consolidou a entrada da ALN na luta armada contra o regime militar. Há quem diga que Carlos Marighela participou do assalto, mas tanto Ferreira como o ferroviário aposentado Francisco Gomes (outro participante) negam. "O Marighela comandou todo o planejamento, mas não esteve no trem", diz Gomes, à época funcionário da estrada de ferro e figura fundamental no levantamento preliminar do assalto.
O líder da ALN não se contentava com informações de segunda mão. "Ele ia lá, conferia pessoalmente, media as distâncias com aquele pezão", conta.
Gomes estima que pelo menos dez militantes participaram da ação, dentro e fora do trem. Dos cinco que embarcaram, três nomes estão certos: Virgílio, Markito e João Leonardo. Os outros dois continuam a ser um mistério. Do lado de fora, além de Aloysio, estava o guerrilheiro João Abi-Eçab, motorista do outro fusca da fuga. Eçab morreria meses depois, em acidente de carro do Rio de Janeiro. Pouco antes, havia assaltado com Marighela uma posto de gasolina. (L.M.C.)
PROFISSÃO:REPÓRTER
(Fonte: http://prof.reporter.sites.uol.com.br/jbaloysio.htm)

Por Portal UOL
A 2ª Marcha Contra a Corrupção e a Impunidade tomou a Esplanada dos Ministérios hoje (12) em Brasília. Segundo estimativas da Polícia Militar e dos organizadores ao fim da marcha, cerca de 20 mil pessoas participaram do evento em defesa do fim do voto secreto no Poder Legislativo, da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e da manutenção das atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Caricaturas, humor, buzinaço e músicas marcaram Marcha em Brasília.
A caminhada teve a participação de pessoas de todas as idades, que à pé, de bicicleta e alguns até levando seu animal de estimação, se manifestavam contra a corrupção, por meio de vassouras e faixas com frases contra a corrupção. Carregando a bandeira do Brasil e um grande desenho de uma pizza, os manifestantes saíram da Praça da Repúblico e foram até a Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo; o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário; e o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo.
Segundo a idealizadora do evento, Lucianna Kalil, a ideia de ir às ruas contra a corrupção ganhou força, inicialmente, por meio de redes sociais na internet. "O povo se movimenta para tanta coisa, consegue se juntar para tomar cerveja, para ver uma partida de futebol, para fazer outros tipos de marchas. E por que não se juntar contra a corrupção que é um mal que afeta todo mundo, ricos e pobres?", indagou.
De acordo com Luciana Kalil, o movimento é apartidário e o dinheiro necessário para a sua realização veio da venda de camisetas para organizar a marcha. "A primeira marcha, no dia 7 de setembro, foi um assunto bem genérico [defendido pelos manifestantes] e, hoje, a gente está focando o nosso apoio ao CNJ, à constitucionalidade da lei da ficha limpa e ao fim do voto secreto parlamentar", disse.
Além do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, a marcha contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essas organizações defendem que o CNJ seja mantido como órgão competente para examinar processos e punir magistrados.
O STF vai analisar ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A entidade questiona uma resolução editada este ano pelo CNJ que regulamenta seu poder correicional. A AMB pede que o conselho só atue depois que o processo for esgotado nas corregedorias locais.
Outro tema ressaltado na marcha foi o envio de recursos para paraísos fiscais. Em meio aos manifestantes, cinco pessoas vestidas de piratas levavam faixas pedindo que sejam adotadas medidas para evitar o uso da artifícios para sonegar impostos. Edélcio Vigna, assessor do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), fantasiado de pirata, defende a criação de uma lei para acabar com o envio de dinheiro para os paraísos fiscais. "Tem que ter lei e fiscalização", disse.
Esta é uma comunicação oficial do Em Direita Brasil. Reenvie imediatamente esta mensagem para toda a sua lista, o Brasil agradece.

.: Dona Juliana Fabiano Alves :.
|||
|||Segundo o seu biógrafo Carlos Fidêncio, no livro "ITAPETININGA ONTEM- HOJE" (1986), "Dona Juliana Fabiano Alves", como veio a ficar conhecida de todos os itapetininganos, foi nascida a 13 de maio de 1913, no município paulista de São Manuel, filha do major da Guarda Nacional Joaquim Fabiano Alves e de D. Ana Franco Fabiano Alves.
|||Ainda de acordo com Carlos Fidêncio, na página 171 de sua obra, Juliana mudou-se para Itapetininga em 1924, aos 11 anos (muito provavelmente vindo de São Manoel com o restante da família) e uma vez aqui, aprendeu as primeiras letras, e posteriormente, graças a sua viva inteligência e dedicação inconteste aos estudos, a brilhantemente se formar professora na tradicional e prestigiosa Escola Normal Peixoto Gomide.
|||Contava Juliana com dezenove anos completos quando estoura a Revolução Constitucionalista de 1932 e a exemplo das outras irmãs (a irmã mais velha, Mariana Fabiano Alves, já tinha inclusive sido enfermeira na Revolução Paulista de 1924) enverga do uniforme cáqui e à serviço de São Paulo se encontra nos hospitais de sangue de Itapetininga.
|||Registros do que possam ter vivido e experenciado infelizmente inexistem na atualidade, mas é de ser crer que o sofrimento, as dores e as mortes que essas jovens moças testemunharam no abnegado e nobre exercício de suas funções devam ter deixado marcas indeléveis em suas memórias e corações para o restante de suas vidas.
|||De fato, sabemos por pesquisas realizadas junto ao Colégio Instituto Imaculada Conceição que 840 combatentes chegaram a ser ali atendidos durante os trinta e oito dias de funcionamento do mesmo como hospital. Imagine-se, pois, o enorme fluxo de soldados advindos das diversas frentes, Itararé, Buri, Capão Bonito e Paranapanema, feridos, mutilados e desfalecidos, que diariamente lotavam os leitos deste e dos outros hospitais de sangue improvisados na cidade e poderá ser ter uma idéia do que essas e tantas outras enfermeiras voluntárias de Itapetininga vivenciaram por São Paulo.
|||
Enfermeiras no Hospital "Peixoto Gomide" - Mariana é a segunda pessoa da dir. para a esq.
Fonte: Heroísmo Desconhecido, p. 43
|||
|||Terminada a Revolução em outubro de 1932, Juliana e suas irmãs deram prosseguimento às suas vidas. Aqui nos foi relatado em "ITAPETININGA ONTEM- HOJE" (1986), página 171, que Juliana iniciou a sua carreira no magistério como professora de programa de Alfabetização de Adultos, vindo a lecionar, posteriormente, no Grupo Escolar Major Fonseca, na época frequentado exclusivamente por itapetininganos de baixa renda, daí a escola ter sido apelidada de "Grupo de pé no chão".
|||Prosseguiu Juliana na carreira docente vindo a lecionar onde se formara anos antes, no conceituada Escola Normal Peixoto Gomide entre outros estabelecimento de ensino do município até se aposentar. Foi, ao lado do irmão Francisco Fabiano Alves, uma das fundadoras da Associação de Ensino de Itapetininga, vindo a se tornar seu vice-presidente. Esta associação enquanto existiu foi a entidade de coordenação da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, do "Ginazinho" e da tradicional Escola de Comércio.
|||Mas Juliana não fora só educadora de escol antenada às necessidades educacionais do município. Mas também às necessidades sociais, porquanto fora ela também vereadora  de Itapetininga por cinco legislaturas, vindo a assumir o cargo de vice-prefeita, na gestão de 1960 a 1963 e de prefeita em exercício, por 90 dias nessa mesma gestão, devido o afastamento do titular do cargo, o professor José Ozi.
|||Sua ascensão à chefia do Executivo municipal inscreveu o seu nome nos rol dos Prefeitos como a primeira e, até o presente ano de 2011, a única mulher a ocupar este cargo na história de Itapetininga.
|||Fervorosa católica e responsável ministra da Eucaristia por muitos anos, D. Juliana Fabiano Alves não foi casada e nem deixou descendência de sangue, mas deixou em seus alunos e todos que com ela conviveram vasta descendência de idéias, ensinamentos e valores tais como simplicidade, patriotismo, abnegação e dedicação ao próximo, valores esses que caracterizaram toda a sua expressiva existência até os 82 anos, quando veio a falecer em 7 de novembro de 1995, em Itapetininga.
|||
D. Juliana Fabiano Alves (em 1932 e na década de 80)
Fonte: Arquivo da família Alves Rolim
|||
|||Atualmente seus restos mortais descansam ao lado dos pais e dos irmãos, no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento e, recentemente, foi o seu nome dado à uma Escola Municipal de Ensino Infantil, a EMEI Professora Juliana Fabiano Alves.
|||
|||
.: Agradecimentos :.
|||
|||Ao amigo Carlos Fidêncio que teve o privilégio de conhecer em vida e entrevistar a D. Juliana Fabiano Alves. Seu texto biográfico dela constante no livro "ITAPETININGA ONTEM- HOJE" (1986) foi o que possibilitou essa pesquisa.
|||Agradecimentos também merecidos são à pessoa de Sr. Wilson Gomes de Almeida Júnior, funcionário da prefeitura e pessoa por demais acima de qualquer elogio pela sua educação, humildade e desejo inconteste de ajudar a quem quer que se dirija ao cemitério de Itapetininga em buscas de informações.
|||E por fim à sobrinha de D. Juliana, a senhora Maria Teresa Alves Rolim, por nos ter cedido a foto das seis irmãs fabiano alves em uniforme militar que ilustra essa página. Imagem esta, sem dúvida, desconhecida até então de toda Itapetininga e que por intermédio de sua gentil oferta, podemos agora levar a público.
|||
|||
Jefferson Biajone
Outubro 2011
|
|||
|||
|||
.: Notícias recentes sobre a enfermeira Juliana Fabiano Alves :.
|||
|||
|||Em 10 de outubro de 2011, o Presidente do Núcleo de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC – PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!! criou a honraria Diploma de Honra ao Mérito ENFERMEIRA JULIANA FABIANO ALVES, cuja finalidade é homenagear profissionais de Enfermagem, sejam nos níveis auxiliar, técnico e padrão, em memória a Juliana Fabiano Alves, enfermeira que voluntariamente honrou Itapetininga e São Paulo no cuidado dos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932.
||||||
|||Em 25 de Agosto de 2011, o Programa TELESCÓPIO do Canal TVI 99 NET de Itapetininga apresentou entrevista realizada com a presidência do Núcleo, quando foram então retratados fatos da pessoa de Juliana Fabiano Alves nos tempos da Revolução de 32. O link de acesso à entrevista é:
|||
O CORINTHIANS fracassou no jogo considerado chave para ser campeão, deixou a liderança ameaçada e colocou o Campeonato Brasileiro no campo da indefinição a nove rodadas do fim. Esse foi o saldo da derrota desta noite no PACAEMBU por 2 a 0 para o BOTAFOGO. O VASCO pode assumir a ponta amanhã e o próprio BOTAFOGO tem chance de chegar à liderança se vencer seu jogo adiado contra o SANTOS. A diferença do CORINTHIANS para o SÃO PAULO, o quarto colocado, é de três pontos (51 a 48).
Quase 25 mil pessoas foram hoje à ARENA BARUERI para ver LUÍS FABIANO desencantar, mas a bela tarde de feriado acabou em vaias. O SÃO PAULO esteve longe de superar o INTER e o empate sem gols, com sufoco no fim, acabou saindo barato para o time de ADILSON BATISTA, que mais uma vez foi o alvo principal da ira dos torcedores. Para piorar, o SÃO PAULO, com 48 pontos, caiu para o quarto lugar, ultrapassado pelo BOTAFOGO que foi a 49 ao bater o CORITHIANS. O FLAMENGO também tem 48, mas uma vitória a menos.
O CRUZEIRO, adversário do CORINTHIANS no próximo domingo, completou hoje dez jogos sem vitória ao empatar por 0 a 0 com o BAHIA, em SALVADOR. As duas equipes continuam ameaçadas de rebaixamento. O time mineiro, com 31 pontos, está em 16º, a uma posição da zona da degola. Os baianos têm 35, em 15º lugar. OUTROS RESULTADOS: GRÊMIO 1 x FIGUEIRENSE 3; AVAÍ 2 x ATLÉTICO GO 2; AMÉRICA MINEIRO 4 x CEARÁ 1; FLAMENGO 1 x PALMEIRAS 1.
Em clima de emoção e de fé, a cidade de APARECIDA recebeu hoje mais de 150 mil pessoas durante o feriado de NOSSA SENHORA APARECIDA. Desde as primeiras horas da manhã era intenso o movimento no acesso da Rodovia PRESIDENTE DUTRA quanto nas diversas alas do Santuário Nacional. A festa para a Padroeira teve início antes de o dia amanhecer. Uma procissão de velas saiu da Basílica Nova até o local onde a imagem foi encontrada em outubro de 1717, no Porto ITAGUASSU, no Rio PARAÍBA DO SUL. Durante toda a madrugada, fiéis aproveitaram para rezar e fazer pedidos a NOSSA SENHORA. A fila para passar diante da imagem chegou a demorar pouco mais de uma hora. Uma missa festiva dedicada às crianças teve as participações de um coral infantil e uma cantora mirim. O DIA DA CRIANÇA também foi lembrado na celebração principal.  A missa solene, aberta pela cantora JOANNA cantando PADROEIRA, levou os fiéis às lágrimas. A cantora teve um câncer de mama e afirma que sua devoção a NOSSA SENHORA só aumentou após a cura. A Basílica ficou lotada, tanto na área interna quanto externa. Muitos romeiros acompanharam a celebração por telões instalados na esplanada. O governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, participou da leitura e foi acompanhado por sua esposa, LU ALCKMIN e o ex-governador JOSÉ SERRA.
Segundo d. RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS, no mesmo dia em que brasileiros celebraram a festa de NOSSA SENHORA APARECIDA, cópias autênticas da santa também foram entronizadas em terras americanas, nas cidades de WASHINGTON e NOVA YORK.   

A Polícia Militar do RIO anunciou hoje a troca de comando de 20 batalhões. Os novos comandantes permanecerão nos cargos pelo prazo mínimo de um ano, prorrogável pelo mesmo período. O objetivo é “permitir que o oficial conheça melhor a área de atuação da unidade, suas peculiaridades e problemas”. A PM não descarta mudanças nos outros 21 batalhões. A corporação está com a imagem desgastada após a prisão de 11 policiais envolvidos no assassinato da juíza PATRÍCIA ACIOLI, executada com 21 tiros.

Quatro pessoas foram mortas em chacina na noite de ontem em MAUÁ, na GRANDE SÃO PAULO. Segundo a polícia, as vítimas são quatro homens, de cerca de 35 anos, que estavam em um bar no JARDIM ZAIRA. Em DIADEMA, um ladrão em fuga atropelou uma mulher de 48 anos que saía de uma igreja na Avenida TIETÊ. CLÉBERSON DE SOUZA havia roubado o FIAT UNO que dirigia em SÃO BERNARDO DO CAMPO.

O presidente da Comissão Européia, JOSÉ MANUEL DURÃO BARROSO, apresentou hoje um plano que inclui não apenas o resgate a governos, mas também a blindagem de bancos contra quebras. BARROSO, porém, deixou claro que solucionar a crise grega é fundamental e fez um apelo para que o recém-criado fundo de 440 bilhões de euros para resgatar economias em dificuldades seja fortalecido. Na prática, ele quer a ampliação do mecanismo para tenha 2 trilhões de dólares, o que seria suficiente para resgatar não apenas GRÉCIA ou PORTUGAL, mas economias do tamanho da ITÁLIA.

Os ESTADOS UNIDOS subiram o tom hoje com o IRÃ e acusaram o alto escalão do país de envolvimento no suposto plano para matar o embaixador da ARÁBIA SAUDITA em WASHINGTON. A monarquia saudita também ameaçou TEERÃ, agravando a crise entre os dois países. Os iranianos rejeitaram veementemente a acusação americana, acrescentando que o governo de BARACK OBAMA busca desviar a atenção do movimento de ocupação de WALL STREET. 
  
Terroristas suicidas e explosões em estradas que tiveram como alvo a polícia de BAGDÁ deixaram pelo menos 28 mortos hoje, no segundo dia de ataques contra as autoridades da capital iraquiana em menos de uma semana. Dois dos radicais explodiram carros-bomba em delegacias. Policiais morreram em dezenas de pessoas ficaram feridas. A onda de ataques aparentemente coordenados, a menos de três meses da data prevista para a retirada das tropas dos EUA do país, provoca preocupações a respeito da capacidade das autoridades iraquianas de conter a violência de grupos insurgentes. As ações contra militares dos EUA, porém, têm diminuído. A polícia do IRAQUE é considerada a força de segurança mais fraca do país. Há poucos dias, fontes do governo afirmaram que o Exército iraquiano estava atrasando retirada das cidades por temer que os policiais não consigam garantir a segurança. Em KARRADAH, ao sul de BAGDÁ, pelo menos 14 pessoas morreram – entre elas 8 policiais – e outras 28 ficaram feridas com a explosão de um carro-bomba em uma delegacia. Em HURRIYAH, no noroeste da capital, um ataque similar deixou 8 mortos e 27 feridos. Outra explosão matou um civil e feriu 12 pessoas, na maioria soldados, em uma estrada da mesma região. Ainda hoje, um carro-bomba atingiu uma delegacia do distrito de ILAAM, deixando ao menos três mortos. Dois policiais que realizavam patrulha em WASHAAH também foram mortos por uma explosão em uma estrada.

2 012     :     -     SEXTA-FEIRA – DIA DAS CRIANÇAS – DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.
Em 12/10/2012 09:08, Prof.JBiajone < biajone@yahoo.com > escreveu:
Prezados Presidentes e Presidentas de NC
Incumbiu-me o Sr. Presidente da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC de participá-los do falecimento do veteranissimo PAULO BARROS CAMARGO, de Campinas/SP. Soldado Constitucionalista que nos deixa do combate da vida para o caminho da glória eterna.
Os pêsames dos Núcleos de Correspondência de nossa Sociedade aos familiares e amigos desse nosso bravo paulista.
O velório ocorrerá a partir das 08:00 horas de amanhã (12/10) no Cemitério da Saudade, situado na Praça Voluntários de 32, nº 21500 em Campinas. O sepultamento será às 16h no mesmo cemitério. Encontramo-nos no presente momento com o efetivo de 36 ex-combatentes de 32 entre nós.
Att
Prof. BIAJONE
Out 12, 2012
Copenhague, 12 out (EFE).- A União Europeia (UE) foi agraciada nesta sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz de 2012, informou o Comitê Nobel da Noruega. O júri destacou em sua justificativa as conquistas para 'o avanço da paz e a reconciliação' na Europa, assim como para o estabelecimento 'da democracia e dos direitos humanos' no continente. De acordo com os responsáveis pelo prêmio, 'o maior êxito' da UE foi fazer 'a paz, a democracia e os direitos humanos' germinarem na Europa, e que a 'guerra continental', em referência à Segunda Guerra Mundial, acabasse na 'paz continental'. O júri destacou ainda sua 'luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres de participar plenamente das tarefas de pacificação'. A nova vencedora do prêmio, dotado de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 930 mil euros), 20% menos do que no ano passado, sucede na lista às três mulheres agraciadas em 2011: a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee e a ativista iemenita Tawakkul Karman. Depois dos anúncios das láureas referentes a Medicina, Física, Química e Literatura, resta apenas a concessão do prêmio de Economia, que acontecerá na próxima segunda-feira. De acordo com a tradição, a entrega do Nobel será realizada em duas cerimônias paralelas: em Oslo para o da Paz, e em Estocolmo para os demais, no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de Alfred Nobel. (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados).
Faço a avaliação dos trabalhos escolares apresentados na semana passada pelo JÁCOMO SPAMPINATO, a fim de concorrer a prêmios ofertados pela Distrital LAPA, sobre os 80 Anos do Movimento Constitucionalista:
COLÉGIO SANTO IVO
1º LUGAR: LUIZ FERNANDO DE ANGELO MORÁS, do 3º Ano
2º LUGAR: MARCELO FERREIRA BOTELHO, do 3Ano 3º LUGAR: VICTÓRIA DANTAS, do 3º Ano
4º LUGAR: PAULA ABREU ARAÚJO, do 3º Ano
GRUPO EDUCACIONAL HEITOR GARCIA
1º LUGAR: REBECCA POLLINI ASCÊNCIO – 9º B
2º LUGAR: FLAVIA RIBEIRO – 9ºB
3º LUGAR: ALINE BELTRAM DOS SANTOS – 9º A
4º LUGAR: LUCAS PEREIRA GAMBERINI – 9º A
5º LUGAR: LARISSA AKEMI DIONÍZIO SAITO – 8º B
6º LUGAR: ALINE APARECIDA BRAZ – 9º A.

IAGO é o reizinho da casa neste DIA DAS CRIANÇAS. Recebe seus presentes e dita as ordens para a bisavó e seus pais. Vamos atravessar uma data tranqüila, um pouco fria, com chuvas fracas durante o dia todo.

Santuário de Aparecida recebe 150 mil fiéis no dia da padroeira do Brasil
"Santuário espera receber 300 mil devotos até domingo"
APARECIDA - No dia em louvor à Nossa Senhora Aparecida, o Santuário que leva seu nome, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, ficou novamente lotado. De acordo com a organização, 150 mil pessoas haviam passado pela Basílica Nacional nesta sexta-feira. Mesmo com o tempo ruim, os romeiros não desistiram de participar das festividades. Antes de amanhecer, o estacionamento com capacidade para mais de 4 mil veículos estava lotado. A missa principal, das 10 horas, foi celebrada pelo cardeal d. Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. A celebração contou ainda com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP), entre outros políticos regionais. Durante a homilia, o cardeal comentou a abertura do Ano da Fé, nesta sexta, em Roma, pelo papa Bento XVI. "Devemos renovar e fortalecer nossa fé e lutar contra a cultura que mina a fé religiosa e deixa de lado suas raízes", disse Hummes, aos 35 mil fiéis que acompanharam a celebração. A fé em Aparecida reúne devotos de todas as regiões do País. Conceni Silveira Gonçalves, de 55 anos, encarregada de limpeza urbana em Niterói, no Rio, vai ao Santuário desde 1985 para agradecer as graças alcançadas. "Toda vez que ventava forte o meu barraco desabava, mas eu nunca desanimei. Até que um dia ele ficou em pé, e eu passei a abrigar os vizinhos desamparados por causa do vento forte", comenta a moradora, que chegou a reunir em sua casa seis famílias vítimas da tragédia do deslizamento de terra no Morro do Bumba, em abril de 2010. "Hoje moro num palácio, minha casa tem três andares e consegui graças à minha fé em Nossa Senhora", diz. "As pessoas me procuram para rezar por elas, já consegui muita coisa para os outros com as minhas orações." Fé. Muitos romeiros pagaram promessa mesmo debaixo de chuva, em demonstração de fé e devoção. A romeira Flávia Cristina, de 36 anos, de Caçapava, atravessou a Passarela da Fé de joelhos, acompanhada pela família. Ela carregava uma imagem da santa, padroeira do Brasil. A dona de casa Maria Aparecida Silva Rodrigues, de 57 anos, acendia velas para o neto. "Vim do Rio entregar meu netinho à Nossa Senhora para que ele possa crescer com saúde", disse. Segundo Maria, o neto João Paulo, hoje com 2 anos, nasceu prematuro aos 7 meses e as complicações na gravidez poderiam ter causado a morte de mãe e filho. A dona de casa prometeu colocar uma imagem de criança aos pés da santa, conta ela, segurando firmemente por entre os braços a imagem de um anjo. Mesmo tendo nascido com uma paralisia rara, hoje João Paulo é saudável, garante a avó. O artesão desempregado Valdenir Bonfante, de 43 anos, participa da Festa da Padroeira há pelo menos 20 anos. Para ele, o importante é ter saúde. "Não venho aqui pedir emprego, isso é consequência, só peço saúde." Quem sobrevive do movimento na basílica, apesar de ter começado o dia sem expectativa de boas vendas por conta da chuva, acabou comemorando o grande movimento de turistas. Vera Lúcia de Oliveira produz terços e vende aos romeiros no pátio do Santuário. "Espero esvaziar o estoque até domingo", diz a ambulante, que chega a fazer 200 terços por dia junto com a filha e tem lucro de até R$ 600. Em Belém (PA), milhares de fiéis lotaram a basílica para acompanhar a primeira romaria da imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio de Nazaré ocorre no domingo
CARISSIMO CEL VENTURA
Saudações! Meu email sobre o COLAR DA VITORIA aos presidentes de NC teve um efeito muito positivo e isso percebi de imediato nas palavras sinceras do CAP BERARDO, presidente exemplar de nossa CATANDUVA COMBATENTE (como poderá ler abaixo)
Assim sendo, confirmaram presença EGYDIO, JF AGUIAR e BERARDO. Sinto que ROVINA e BAZZO provavelmente farão o mesmo, assim como SILVIÃO ZUIM e quem sabe até GUILHERME. Não sei quanto a NEUSA ou MARIA HELENA, mas amanhã saberemos.
ERIC me escreveu querendo a medalha. Disse que ele que entrasse em contato direto com o senhor. ITAPIRA não é NC, não posso e nem devo afiançar o nome dele.
ZEROQUE foi participado da necessidade de associar U FONSECA por email. É feriado ZEROQUE esta fora do ar, mas certamente estará conosco.
É isso meu coronel. Só tenho a agradecer ao senhor. Ao ler o email de CAP BERARDO há de entender esse meu agradecimento todo especial pelo presente que nos concedeu hoje, nos dos NCs, no dia das crianças.
BIAJONE

Querido Irmão Biajone, hoje tive um dia de trabalho duro na minha oficina de cutelaria. Trabalho braçal que exige concentração e força física. Estou enfrentando uma séria inflamação no cóccix, a qual me cobrará certamente uma cirurgia, pelos 8 anos de trabalho ininterrupto sentado em um banco de madeira que fica na frente de minha lixadeira. 
Tenho estado estafado pois terminei neste mês uma reforma no valor de R$ 130.000,00 no quartel da companhia que comando, reforma esta que durou exatamente um ano e que foi realizada mediante muito esforço, apoiado pela iniciativa privada que, graças à Deus e à um trabalho sério que desenvolvo em Catanduva há quinze anos, proporcionou forte confiança de nossos patrocinadores, o que gerou muitas melhorias na qualidade de vida de nossos fiéis Soldados.
Meu batalhão é parte de um projeto piloto de reestruturação organizacional que tem gerado grande ansiedade e trabalho.
Estes ataques quase cotidianos a nossos Irmãos de Armas, inevitavelmente tem gerado estresse demasiado em todos. Momentos difíceis que fizeram com que o Comando de minha Unidade me convidasse para assumir o Comando da Força Tática, conforme as palavras do próprio Coordenador Operacional: "precisamos de um Comandante experimentado e com forte liderança à frente da tropa num momento desses". É claro que, mesmo com quase 42 anos, sem o mesmo vigor físico de minha mocidade e a total contragosto de minha Esposa (que está muito temerosa), aceitei de pronto. Afinal jamais poderia ser diferente, pois quando entrei na nossa honrada Polícia Militar, sentia-me alistando-me para a Guerra. E se meu Comando e a Sociedade Paulista precisam, estou entre os primeiros a dar o "passo à frente".
Enfim nobre Irmão, sem qualquer demagogia nem exagero, meu último ano tem sido extremamente difícil, pesado e tenso e lhe confesso que neste início de noite, com o corpo castigado pelo trabalho, ao ligar o computador e receber esta MARAVILHOSA MENSAGEM DE SUA PARTE, a emoção repentina inundou-me os olhos e quase fez com que este velho combatente desabasse em choro.
Sinto-me extremamente honrado com esta indicação e sem qualquer dúvida ACEITO a inestimável deferência. Estarei presente, mesmo que tenha que partir à pé de Catanduva até São Paulo.
Depois de um período difícil, cansativo e estressante como lhe descrevi, é sem dúvida a MELHOR NOTÍCIA DO ANO!!!
A presente indicação me honra e me faz extremamente lisonjeado, por tratar-se de tão relevante honraria e também por ter sido reconhecido ainda que eu seja o "mais recruta dos Presidentes de NC".
Sem dúvida é a NOTÍCIA DO ANO e manifesto-lhe minha eterna gratidão por sua indicação e faço mais uma vez registrada a minha admiração por sua Lealdade e Constância à frente desta tão nobre missão.
Acho que se estivéssemos juntos agora quebraria-lhe uma costela com um forte abraço.
Eternamente Grato,
Capitão Berardo
PS: Por favor acuse-me o recebimento deste email, pois se por acaso não o receber, vou até Itapetininga à pé, se preciso for, manifestar-lhe minha aceitação. Desculpe-me pelo exagero, mas sinceramente estou muito emocionado!!!

CARÍSSIMO BIAJONE
Esse "pacote" dos laboriosos presidentes do Interior foi concebido antes da mensagem que irei encaminhar aos associados em geral. Foi intencional, pois preciso dos presidentes dos NC para o fim comum do Sociedade. Foi adepto da cinergia e do "brain storm". Você falou com o AFRÂNIO? O CORONEL PM EDILBERTO também poderia se manifestar, mas de antemão está "cortado" porque, segundo a nossa diligente secretária, está inadimplente. Infelizmente não poderemos entregar o colar para pessoas que não pagam a Sociedade. Pode ser que ele venha resolver esse problema, mas não depende de nós. Na semana que vem preciso já da certeza dos primeiros dos 32 escolhidos e isso precisa ser acertado com a MARINEI, que tem todas as instruções a respeito. Há um certo cuidado em acertar a parte financeira, pois temos de pensar nos custos  da "OPERAÇÃO DA VITÓRIA". Comove a sensibilidade do nosso querido CAPITÃO PM BERARDO. Veja você que o sangue novo injetado no MMDC está produzindo bons efeitos.  

CARISSIMOS PRESIDENTES E PRESIDENTAS DE NC
de nossa Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC
Incumbiu-me nosso presidente CEL VENTURA de participar a todos os senhores e senhoras que a nossa Sociedade houve por bem criar a honraria COLAR DA VITÓRIA, evocativo dos 80 anos da RC32 e conceder 32 colares em data a ser confirmada entre dia 3 ou 5 de dezembro de 2012.
Trata-se da mais nova honraria da Sociedade cujo estatuto permite que apenas ASSOCIADOS de nossa Sociedade sejam passiveis de serem agraciados. Confiram as fotos da honraria neste link:
http://ventura-memriasdoventura.blogspot.com.br/2012/10/o-conselho-do-colar-da-vitoria.html
Outrossim, em função dos relevantes serviços prestados pela estrutura dos NCs em todo o interior do estado, CEL VENTURA solicitou-me que apontasse presidentes e presidentas merecedoras dessa honraria.
Eu por conhecê-los todos e saber do valor de cada um, do trabalho que realizam e do potencial que possuem participo-vos que todos os presidentes de NC em atividade estão indicados para receber a comenda (ver mensagem ao CEL VENTURA no final desse email)
A entrega da comenda será na sede de nossa sociedade, às 15 horas, antecedida pelo almoço da VITÓRIA, ao meio dia, no restaurante da sede da Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo (distante duas quadras da sede da Sociedade MMDC na praça da Sé, capital).
Existe um investimento de participação nesse evento, a saber, 250 reais (envolvidos aqui os custos de cunhagem do colar, bem como do almoço). Há ainda o valor de 50 reais por convidado (almoço) que o(a) presidente(a) de NC indicado(a) venha se fazer acompanhado(a).
CARISSIMOS PRESIDENTES E PRESIDENTAS DE NC
Nossa Sociedade nos fez especialissima deferência, porquanto há já outros individuos merecedoras dessa insignia distinção e que poderão ficar de fora dessa primeira e única concessão em 2012, inclusive, porquanto nos foi dada preferência de indicação pela comissão de concessão do COLAR.
Solicito a gentileza de me participarem por EMAIL, na primeirissima oportunidade, se desejam ou não receber o COLAR DA VITÓRIA.
Devo lembrá-los que esta honraria não poderá ser entregue por correios e nem a posteriori, seja de que forma for.
O indicado precisa estar no dia da concessão segundo dita o estatuto, caso contrário não a receberá.
Aos que confirmarem comigo por email se desejam, será encaminhado por email os procedimentos necessários para a consumação do investimento e demais detalhes.
A solenidade (almoço + concessão) está prevista para ser no dia 3 ou 5 de dezembro e será em breve confirmada.
Meus amigos! não deixemos de aceitar essa honraria, caso alguma questão financeira não vos impossibilite.
É momento único e no qual todos nos poderemos nos encontrar e confraternizar na sede de nossa inclita Sociedade, assim como ter a satisfação que terei de ver cada um de vocês agraciados pelos excelentes serviços que comigo ombro a ombro têm realizado desde que fundei a estrutura NC a 12 de julho de 2011.
Ademais, 80 anos de vida só se faz uma vez na vida e esta é a primeirissima concessão do COLAR DA VITÓRIA.
Somos mais do que merecedores, pois quem efetivamente ganha não somos nós, mas a Sociedade da qual fazemos parte e temos a nobre missão de cumprir a sua missão.

Enorme abraço e feliz feriado do Dia das Crianças!
prof. BIAJONE
Outubro 12, 2012
CARISSIMO CEL VENTURA
Em resposta à vossa solicitação, segue listagem de meus indicados à honraria COLAR DA VITÓRIA, para integrarem a 1º turma de concessão ano 2012, os sócios em dia e presidentes de NC de nossa Sociedade:
2º Ten PM Res Egydio João Tisiani - Presidente de Honra do 2º NC
Acadêmico Guilherme Andreolli Corrêa - Presidente do 4º NC
Dr. José Roque Dias - Presidente do 6º NC
Sra. Neusa Maria Soares de Menezes - Presidenta do 7º NC
1º Ten PM Carlos Henrique Lorenço Rovina - Presidente do 9º NC
Sra. Maria Helena de Toledo Silveira Melo - Presidenta do 10º NC
Prof. Dr. João Francisco Aguiar - Presidente do 12º NC
1º Ten PM Vitor José Bazzo - Presidente do 13º NC
Sr. Silvio Luiz da Rocha - Presidente do 14º NC
Cap PM Eduardo Ceneviva Berardo - Presidente do 15º NC
Atenciosamente e grato pela especial deferência concedida aos NCs.
Nos vemos em São Paulo!
prof. Jefferson Biajone
Out 12, 2012

jf.aguiar
17:43
para Prof.JBiajone, mim
Caro Biajone
Eu estou com vocês nesta decisão e sei da sua importância política. Apenas de ser significativo posso tb concordar com o valor de r$ 300 tb a ser pago.
Apenas peço para considerar meu enorme incomodo no dia 03/12. Geralmente nas segundas e apenas neste semestre (acabou o curso da manhã) fico dia todo em Alphaville, por ter aulas de manhã e a noite
Já tenho agendada vista de prova  no dia 03 de manhã e a noite cf acabei de ver no sistema e se necessário posso provar.
Se esta for a data será um sofrimento ir de manhã até lá, voltar na hora do almoço para a cerimônia, chegando aqui as 13horas e novamente retornando para lá as 17:15 e outra vez retornando para dormir em casa as 23 horas !!
Nem posso me dar ao luxo de faltar nesse dia por já esta agendada discussão de provas finais. Alunos estão irritados, digo aqueles que podem ser reprovados
Aenciosamente
João Francisco de Aguiar, prof.

Rose Mary de Souza
Direto de Campinas
Participante da Revolução Constitucionalista de 1932, o veterano Paulo Barros Camargo, 96 anos, faleceu nesta quinta-feira, em Campinas (SP), de causas naturais. Ele estava internado há dez dias no Hospital Evangélico Samaritano. Camargo era viúvo e deixa quatro filhos e cinco netos. Nascido em Pederneiras, interior paulista, com apenas 16 anos comandou o quartel de Limeira (SP). Em julho deste ano, Camargo recebeu a reportagem do Terra para uma entrevista, na passagem pelos 80 anos do movimento revolucionário. Apesar da pouca audição e baixa mobilidade, que o obrigava a se locomover em uma cadeira de rodas, o ex-soldado se mostrava lúcido e contou detalhes da insatisfação dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas à época da revolução. Atualmente, o veterano morava no bairro Nova Europa, em Campinas, em uma residência que abrigava em suas paredes parte da história dos revolucionários. Centenas de objetos com alusão à data estão penduradas por toda a casa - entre eles fotos, diplomas de honra ao mérito, réplicas de armas, bombas, oratórios, imagens de santos, capacetes, medalhas, cópias de documentos, entre outras preciosidades. Camargo lutava para a preservação da memória do movimento do qual participou. O seu corpo será velado e sepultado, nesta sexta-feira, no Cemitério da Saúde, em Campinas. Na entrada do local, um mausoléu homenageia todos os ex-combatentes da Revolução Constitucionalista.
Morreu na manhã desta sexta-feira, aos 84 anos, no Rio de Janeiro (RJ), Luiz Mário Gazzaneo, em decorrência de um enfarte. O jornalista estava internado desde a madrugada da última segunda-feira, no Instituto Nacional de Cardiologia, no bairro de Laranjeiras, na capital fluminense. O velório será realizado neste sábado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, a partir das 10h. Luiz Mário Gazzaneo trabalhou como repórter e editorialista no Jornal do Brasil e no O Globo e terminou a carreira como assessor de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Militante político desde a juventude, o jornalista, que no passado era filiado ao Partido Comunista, foi homenageado pelo PPS, partido de que era membro, com nota de pesar.
A maior das 11 procissões do CIRIO DE NAZARÉ teve início hoje, às 8:30 horas, em BELÉM. A imagem peregrina de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ foi levada da capital do PARÁ para o município de ANANINDEUA, uma distância de aproximadamente 55 quilômetros. Fiéis emocionados se concentraram desde o início da manhã para acompanhar a missa presidida pelo arcebispo metropolitano de BELÉM, dom ALBERTO TAVEIRA, na Basílica SANTUÁRIO. Amanhã cedo a imagem peregrina será levada pelos devotos na ROMARIA RODOVIÁRIA, a segunda procissão da festividade, até o trapiche do distrito de ICOARACI, para a terceira procissão, o CÍRIO FLUVIAL. No domingo, cerca de dois milhões de pessoas são esperadas nas ruas de BELÉM para acompanhar o cortejo.
O mecânico EDI WILSON FERREIRA MATOS DA FONSECA, de 35 anos, morreu ao trocar tiros com a Polícia Militar em um hotel no LARGO GENERAL OSÓRIO, CAMPOS ELÍSEOS. Donos do imóvel desconfiaram da movimentação no quarto do suspeito e chamaram a PM. Houve confronto, segundo a polícia, e EDI morreu. No quarto havia maconha, cocaína e crack, além de duas armas.
O TENENTE PM Ref IRINEU MAROLA, de 83 anos, foi encontrado morto em sua casa, na região do TREMEMBÉ, na zona norte da capital, ontem à noite. Em meio a uma guerra entre a PM e criminosos, ele é o 80º policial morto neste ano. Segundo a Polícia Civil, o tenente reformado foi achado caído de bruços no chão do quarto, com as mãos e o pescoço amarrados com tiras de pano. A vítima, que morava sozinha, tinha sinais de tortura e marcas de sangue no rosto e na boca. Só após o laudo da perícia, porém, será possível dizer como o tenente foi morto. O caso foi registrado como homicídio qualificado. A polícia ainda não sabe dizer se a morte dele tem qualquer vínculo com a onda de assassinatos de policiais militares, alguns deles ordenados pelo crime organizado. A investigação será feita pelo DHPP, que apura outras mortes de PMs no Estado. Antigo morador do bairro, MAROLA era conhecido por todos. E havia sido vítima de violência recentemente. “A casa dele foi invadida havia seis meses. Estouraram a cabeça dele com uma coronhada”, disse um vizinho da vítima, que, por medo, pediu para não ter seu nome revelado. Apesar de todos no bairro saberem que MAROLA era policial militar, o homem não acredita que essa tenha sido a causa da morte dele. MAROLA não costumava sair pelas ruas do bairro. O mais longe que ele ia era até o portão da residência. Também tinha o hábito de deixar a porta aberta e observar a rua sentado no sofá da sala. “Ele era uma pessoa muito solitária”, disse outro vizinho. “Sempre que o via, estava de pijamas. Várias pessoas do bairro o ajudavam buscando as compras para ele”.
Três pessoas foram mortas a tiros no final da noite de ontem, no PARQUE SÃO RAFAEL, na zona leste da capital, em mais uma chacina registrada neste ano pela policia. Outras duas pessoas foram assassinadas em CARAPICUÍBA, na GRANDE SÃO PAULO. Chamados por moradores do bairro que escutaram vários disparos de arma de fogo, policiais militares da 5ª Companhia do 38º Batalhão deslocaram-se para a Rua FERNANDO DIAS, onde encontraram as vítimas, dois homens e uma mulher já mortos. O local era usado por consumidores de drogas – a polícia achou cápsulas com cocaína no terreno. Essa foi a 10ª chacina do ano na GRANDE SÃO PAULO, a segunda somente nesta semana, com um total de 31 mortos em 2012. A outra ocorreu na segunda-feira, dia 8, em GUARULHOS,  e deixou três mortos e dois feridos. Em CARAPICUIBA, dois homens foram assassinados a tiros nesta madrugada, dentro de um CORSA. Como o carro bateu na guia, a polícia suspeita que ambos tenham sido perseguidos por outro veículo, na Avenida DESEMBARGADOR EDUARDO CUNHA DE ABREU. Os tiros partiram do lado esquerdo do motorista, o que indica que o CORSA pode ter sido fechado por outro carro antes de bater.
O suíço ROGER FEDERER bateu o croata MARIN CILIC hoje e avançou às semifinais do MASTERS 1000 DE XANGAI. Sofrendo com o saque, o número 1 do mundo quase se complicou no segundo set, mas passou mesmo com o jogo irregular. O próximo adversário dele será o britânico ANDY MURRAY, número 3 do ranking mundial, que leva pequena vantagem no confronto direto, com nove vitórias em 17 jogos entre eles. O último deles aconteceu na disputa do ouro nos JOGOS OLÍMPICOS de LONDRES, quando MURRAY venceu em casa.
A presidente DILMA ROUSSEFF recusou o pedido do ex-presidente do PT JOSÉ GENOINO para ser demitido do Ministério da Defesa depois que o Supremo Tribunal Federal o condenou por corrupção ativa no julgamento do processo do mensalão. Ao ser comunicada pelo ministro CELSO AMORIM da disposição do ex-deputado, DILMA respondeu ao titular da Defesa que não havia, àquela altura, nenhuma razão para demitir GENOÍNO. A exoneração “a pedido”, foi publicada na edição da quinta-feira do “Diário Oficial da União”.
O deputado federal SÉRGIO GUERRA, presidente nacional do PSDB, recebeu alta médica hoje e deixou o Hospital SANTA JOANA, em RECIFE. Ele foi internado no último sábado, dia 6, devido a uma gastroenterite aguda que resultou em uma forte desidratação e insuficiência renal. De acordo com o hospital, na quinta-feira, os exames mostravam boa evolução e não havia mais sessões de hemodiálise programadas. SÉRGIO GUERRA é diabético e teria passado mal antes de ser internado. 
Um dos filhos do líder cubano FIDEL CASTRO, ALEX CASTRO, desmentiu hoje rumores de que seu pai estaria morto. Os boatos ganharam força depois que o jornalista venezuelano NELSON BOCARANDA garantiu, também hoje, que FIDEL teria sofrido morte cerebral e que sua morte seria anunciada em 72 horas. BOCARANDA, o jornalista que revelou em primeira mão o câncer do presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ, afirmou que FIDEL está sendo mantido vivo por aparelhos e a intenção seria esperar para fazer o anúncio apenas depois de concluído o processo eleitoral na VENEZUELA. Ainda de acordo com o texto publicado no blog do jornalista, o “sinal” de que o presidente cubano, RAÚL CASTRO, anunciaria a morte do irmão seria o envio de tropas e tanques para as ruas de diversas cidades cubanas. O desmentido de ALEX CASTRO foi publicado pelo blog de um apoiador do regime cubano, YOHANDRY FONTANA, e reproduzido por diversos veículos ligados ao governo. “O Comandante tem bom estado de saúde, realiza suas atividades diárias, faz exercícios, lê e se mantém bem”, afirmou o filho. O relato de ALEX CASTRO teria sido feito durante a inauguração de uma exposição de fotos de FIDEL CASTRO na cidade de GUANTÁNAMO. O filho do líder, formado em engenharia química, enveredou pela fotografia e registrou momentos da vida e das atividades do pai para compor a amostra.

2 013      :     -      SÁBADO
Dia de NOSSA SENHORA APARECIDA, Dia das Crianças. É o 12 de outubro uma data especial. Essas comemorações fazem parte de um calendário rico em civismo e amor ao próximo. Aqui em casa, LUCINDA volta-se para o seu bisneto IAGO, com 11 anos de idade, que está muito contente pelas atenções dos familiares para com ele.
Ainda não estou refeito da semana que passou. As solenidades proporcionadas pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC atingiram um comprometimento meu muito sério e não adequado para meus 76 anos. Mesmo assim acredito ter dado conta do recado.


'CBB'14738' Treinando o terrorista de amanhã (COMUNISMO FALIU???)

X
Tognetti, Americo
12:41 (5 horas atrás)

para jose, CBB
Caro CRUZ,
Mais difícil, aínda, é acreditar que voce entende que o COMUNISMO FALIU!!!
Abra a porta da rua, aí da sua casa, e veja ele totalmente presente ao passar pela calçada, assista um pouquinho de televisão, ou perceba que a nossa presidenta é a Dilma e terá a certeza que o comunismo não faliu. Penso que há um equivoco na sua conclusão, pois quem faliu não foi o comunismo e sim os países onde ele imperou...
Veja, não é só voce que acredita que o comunismo faliu e prova disso são as pesquisa publicadas hoje (12/10) dão vitória de Dillma no 1º turno, portanto, é você e todos esses eleitores que pensam que o comunismo faliu. E não foi só o General (há muita citações no Google sobre o General que lhe permitirá mais informações sobre ele) que fez Academia, voce também fez, deve ter sido aluno do TERRA  e de mais  tantos outros mestres no assunto, mesmo assim transpira o grande equivoco sobre a falencia do comunismo.
                     Um abraço. Tognetti
 http://sociedademilitar.com.br  - Recebido por e-mail decolaborador. General de Brigada Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira (Post My)
Faça parte da OCC Alerta Brasil https://www.facebook.com/organizacaodecombateacorrupcao  
Siga-nos no Twitter https://twitter.com/occ2013


----- Original Message -----
Sent: Friday, October 11, 2013 3:33 PM
Subject: RE: [CBB-]'14738' Treinando o terrorista de amanhã

Tognetti,
Custa-me acreditar que tais incongruências tenham sido ditas por alguém que se diz general. Não é oficial de academia.
Estão vivendo no século passado!
 O COMUNISMO FALIU.
Cruz/70
 

From: americotognetti@uol.com.br
To: CBB-ninho-de-aguias@googlegroups.com
Subject: [CBB-ninho-de-aguias]'14738' Treinando o terrorista de amanhã
Date: Fri, 11 Oct 2013 02:30:21 -0300
            Nem este barulhão acorda os que dormem em berço esplêndido? Então não há mais o que esperar...a ditadura comunista já dominou tudo...

----- Original Message -----
Subject: Treinando o terrorista de amanhã

Uma sociedade corrompida não formaliza uma Nação Livre!

Perfil<br<br /><br /> /><br /><br /><br /><br /><br<br /><br /><br /> /><br /><br /><br<br /><br /><br /><br /><br /> /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> do<br /><br /><br<br<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br  /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> /><br /><br /><br /><br /><br /> Castelo_BrancoPortal Militar -<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> Paixão pelo Brasil!Portal Militar  -<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> Paixão pelo Brasil!Portal Militar -<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> Paixão pelo Brasil!
Sarides
 Portal Militar -<br /><br /><br<br /><br /><br<br /><br<br /><br /> /><br /><br /><br /> /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> /><br /><br<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br  /><br /><br /><br /> Paixão pelo Brasil!Portal Militar -<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> Paixão pelo Brasil!Portal Militar -<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />  Paixão pelo Brasil!Portal Militar -<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> Paixão pelo Brasil!
“Que o mundo pereça, mas faça-se justiça.”


”Pontes de Miranda diz que Forças Armadas violaram a Constituição para salvá-la!”

“Você não pode deixar ninguém invadir o seu jardim para não correr o risco de ter a sua casa arrombada”vladimir Maiakóvski

Treinando o terrorista de amanhã
Sabemos que a mandatária, apesar de beatificada pelo seu mestre, por pouco não fracassou nas urnas, isto contando com recursos incalculáveis e o beneplácito gritante da mídia facciosa como “O Globo”, que declarou abominar a Contra revolução de 31 de março de 1964.
O novo pleito se aproxima e a dama de um só neurônio, apesar de diariamente aumentar os beneficiários de bolsas e bolsinhas, tem um desempenho tão deplorável seja na política interna como na externa, que claudica, embora a mídia de sempre, para levantar o moral da “intragável”, publique, esporadicamente, que ela vem melhorando a sua aceitação pelo populacho.
Contudo, é provável que os membros sombrios do grupo radical antevejam problemas no futuro próximo e a derrocada nas urnas do seu “besteirol ambulante” seja um fato palpável, em especial com a dupla Eduardo e Marina, que promete deslanchar na disputa eleitoral.
As tentativas de tiranizar o País via “chavismo”, emoldurado por caricatural democracia, parece que derrapa diante do “jeitinho brasileiro” que quer ganhar vantagem em tudo.
Como o populacho não é confiável...
Portanto, quando procuramos saber como as mais recatadas manifestações se transformam num festival de vandalismo, é que por detrás daquelas demonstrações acobertam-se grupos de terroristas mirins, pagos ou insuflados pelas alas mais radicais da esquerda. Assim, podemos concluir que, atualmente, ocorrem constantes treinamentos de terroristas.
Sim, caso a famigerada dama do raciocínio enviesado e incompreensível perca nas urnas, que ninguém tenha dúvidas de que a rapaziada mascarada sairá pelas ruas para demonstrar a sua indignação e o quebra - quebra será dantesco.
Isto nas cidades, pois nas áreas rurais, lá estarão o MST e os novos guerrilheiros, alguns treinados pela FARC, dos quais temos tido breves notícias, além dos formados em plagas gaúchas (Gravataí?).
De fato, se a “pústula” perder, saia de baixo, pois haverá choro e ranger de dentes, uma vez que as forças policiais e as policias militares nada farão por estarem acuadas e desmoralizadas.
Teremos a apoteose do vandalismo, será a quebra da Lei e da Ordem com pompas e circunstâncias
Quanto às Forças Armadas, estas deverão quedar-se à margem das refregas, pois não devem se intrometer onde não são chamadas.
Quanto à espúria (não prevista no art. 144 da Constituição) Força Nacional de Segurança, sem dúvida lutará, se preciso for, ao lado de seus criadores.
Teremos então o golpe palaciano final para acalmar as massas desembestadas que clamam por justiça.
É provável que depois dos embates, como na Rússia de 1917,teremos um novo Brasil, o da foice e do martelo, ou melhor, da cuíca e do tamborim, pintados de vermelho, é claro.
Definitivamente, o nosso futuro é o do País mais comunista dos últimos tempos.
Enfim, chegaremos à apoteose sonhada por Marx e Lênin – todos por eles, e eles por eles.
Brasília, DF, 09 de outubro de 2013
Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira

Visite meu blog:
PEÇO MASSIVA DIVULGAÇÃO!
REPASSANDO
PREPARE-SE.  O CURSO  DE TERRORISTA AGORA É EXPLÍCITO.
NÃO É  PRECISO ESCONDERIJO
O GOVERNO TE FINANCIA.
Uma explícita convocação para um curso de formação de guerrilheiros,   a realizar-se em Gravataí-RS, nos dias 1,2 e 3 de novembro.
Até o presente momento já foram expedidos 503 convites para o evento, com 28 confirmações e 14 que ainda permanecem em dúvida.
É a bola de neve que continua se agigantando, sem que se faça nada para contê-la.
Quer fazer revolução? Chegou tua hora!
"Nosso dever é disputar os governos de coalizões, os governos de frente populares. Pautar esses governos com ações que mudem concretamente a vida do povo. E, ao mesmo tempo, ir acumulando forças para a revolução..." A Marighella (Facebook)
A autointitulada 'organização política' A Marighella, que promoveu a homenagem a Lamarca em frente ao CMPA, está convidando para um curso de formação de guerrilha que acontecerá de 1 a 3 de novembro em Gravataí, na Grande Porto Alegre.
O convescote tem até mapa para melhor localização:
Marighella, o teórico/prático do terror, é o ícone dessa turma:
O objetivo deles é este:
A bandeira deles é esta:
Isso está acontecendo nas barbas da justiça!
Isso está acontecendo nas barbas da polícia!
Isso está acontecendo sob o olhar complacente e cúmplice do governo Tarso Genro!
Isso está acontecendo à revelia do estado democrático de direito!


Meu caro Presidente e dileto amigo Cel. VENTURA, boa noite !
Lí atentamente.
Destaco "Seria uma infâmia cometida contra sua memória julgar que permitissem um regime de "estupros e genocídio" na terra que regavam com seu suor e seu sangue".
Os comentários negativos ao "MANIFESTO de 2010" de sua lavra são desprovidos de identidade para com o espírito que levantou a brasilidade bandeirante em 32. O paradoxal é que não falamos politicamente. A oração porfia as INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS . Estamos diante de uma situação estarrecedora na qual o PODER COERCITIVO DO ESTADO está sendo vilipendiado com aval da mídia sensacionalista. Circunstâncias paralelamente idênticas às que viveu a nacionalidade após revolução de 30, patrocinadas por João Alberto, Miguel Costa e correlatos, estão se evidenciando com nítidos contornos de comunismo "a la cubana". O MANIFESTO que redecionara dará vida nova a 32 . Os heróis que lá estão no MAUSOLÉU não são múmias esquecidas... Do cosmos assistem e aprovarão sua fala... À memória PEDRO DE TOLEDO quando concitado por NOBRE, já idoso, de interventor passa à história GOVENADOR aclamado pelo povo.
As energias dispendidas pelo NOBRE PRESIDENTE e AMIGO BATALHADOR em suas andanças em prol da causa devem prosperar, para que no futuro qualquer que seja a reação ao presente, contemple-se o passado dos HOMENS DE BEM E DE PRINCÍPIOS que não olvidaram 32.
Com apreço elevada estima e consideração, TAGLIANETTI.

MARIANO
Veja a matéria "O COMUNISMO FALIU??" colocada agora no blog
Em 12 de outubro de 2013 17:37, Mario Ventura <celmario@gmail.com> escreveu:
Estimado MARIANO
Recordo que em 2010 fiz um manifesto e coloquei em destaque em várias palestras que fiz. A OAB/SP transmitiu aquela mensagem para todo o Estado, mas, internamente, sofri algumas críticas azedas.
Vou reviver esse manifesto e, com alguma modificação, lançá-lo novamente.
Em 12 de outubro de 2013 13:09, MarianoTaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br>escreveu:
Ao abraçar a idéia do MANIFESTO, caríssimo Cel. VENTURA, esteja certo que sua gestão MMDC difundirá, a nível de BRASIL, a verdade histórica de 32, distorcida pela ditadura getulista. Os brasileiros rememorarão epopéia cujos princípios são atuais, e tão caros para o grave transe que ameaça a nacionalidade. Em verdade, poderá contribuir, com ampla divulgação, decisivamente para conter o retrocesso avassalador que vivemos cujas proporções são e serão nocivas às gerações futuras, se não for freado.
Com apreço, Mariano.

Comunicado de imprensa do
 Instituto Plinio Correa de Oliveira (IPCO)
sobre lamentável discurso na Abertura Solene da
Feira do Livro de Frankfurt 
Frankfurt – O Instituto Plinio Corrêa do Oliveira (IPCO), participante da Feira do Livro de Frankfurt 2013, conservou consternado silêncio após um dos discursos de abertura dessa magna exposição pronunciado pelo escritor Luiz Ruffato.
Entretanto, em vista das repercussões negativas causadas por tal pronunciamento o Instituto considera seu dever dar uma explicação aos participantes desta Feira a respeito das palavras denegridoras da História do Brasil e de seu povo.
Não podemos ver nessas palavras penetradas de paixão senão o espírito de luta de classes e de aversão social semelhantes às que animavam os espíritos afeitos à defunta União Soviética.
O orador abusou da boa vontade do público alemão, pois esse discurso jamais poderia ter sido pronunciado em terras brasileiras. O arguto espírito nacional o repudiaria imediatamente por negar a verdade conhecida por todos.
Os ânimos de concórdia e de mútua compreensão tornaram os brasileiros reconhecidos por todos os outros povos como sendo cordato, compreensivo e bondoso. Os europeus em particular vêm em nossa Pátria um refúgio onde encontram simpatia e bondade. A mais numerosa nação católica do mundo deve esse caráter às bênçãos que a Providência continuamente cumulou sua existência.
Ruffato aproveitou-se da compreensão do povo alemão num momento de congraçamento de sua amizade. Mas este grande povo não se deixa iludir por uma retórica que ele tão bem conheceu e que era a oratória perpassada de ódio dos líderes de Pankow.
Ela os atormentou nos tempos em que outros alemães, seus irmãos ou seus pais, divididos por um Muro, gemiam sob implacável ditadura.
Nascemos sob a égide do genocídio ... a assimilação (nacional) se deu através do estupro das nativas e negras pelos brancos colonizadores”.
A afirmação finge desconhecer a dedicação portuguesa à formação da nacionalidade, trazendo para a Terra de Santa Cruz instituições e costumes de uma nação heróica e profundamente cristã.
O orador passa sob silêncio os ingentes esforços dos bravos Jesuítas cujo trabalho junto aos selvagens levou-os e abriu-lhes as portas da civilização européia – superior a todas as outras. Outras ordens religiosas, atuantes nos séculos subseqüentes, confirmaram e ampliaram a ação daqueles que vieram com os heróicos sacerdotes Manuel da Nóbrega e o Beato José de Anchieta.
Seria uma infâmia cometida contra sua memória julgar que permitissem um regime de “estupros e genocídio” na terra que regavam com seu suor e seu sangue.
Ao contrário do que afirmou Ruffato, a miscigenação foi generalizada nas diversas classes sociais. É fato conhecido que as principais famílias tradicionais da elite paulistana têm origem no cacique Tibiriçá, cujos restos mortais estão enterrados em lugar de honra na Catedral de São Paulo.

O Instituto Plínio Corrêa de Oliveira dirige-se com este comunicado de imprensa, sobretudo aos alemães. Eles sabem que o Brasil não é um país da intolerância e da opressão. O brasileiro repudia o ódio. Este existe em grupelhos tomados por ideologias materialistas.
Mas poderiam se perguntar se novos males, agindo sobre seu povo, tê-lo-iam levado à condição odienta. Não. Essa condição é imaginada pelos que se alimentam de utopias, em particular da utopia da luta de classes.
O Brasil não é assim. O Cristo Redentor, cuja imagem paira benfazeja e protetora sobre o Rio de Janeiro – e sobre todo o Brasil – protege nosso povo contra essa utopia.
O retrato do Brasil que foi apresentado em 8 de outubro, na abertura solene da Feira do Livro de Frankfurt 2013, é distorcido e falso. 
Instituto Plinio Correa de Oliveira (IPCO)
Rua Maranhão,341 - Bairro Higienopolis - São Paulo - SP 
Daniel F.S. Martins
(011)973202037

NEYMAR apanhou. Nada com que o atacante não esteja acostumado. Mas hoje, em SEUL, foi coisa de “gente grande”. Acusado de simular faltas na EUROPA, o atacante brasileiro teve de saltar – às vezes, bem alto – para escapar das pernadas dos marcadores. Sem se intimidar, o astro da equipe de FELIPÃO foi para cima dos adversários, brilhou – como de hábito – e foi o principal nome da seleção brasileira na vitória por 2 a 0 sobre a CORÉIA DO SUL. Anotou um gol de falta e deu vários dribles desconcertantes sobre os sul-coreanos. Ao mesmo tempo, sofreu faltas. Muitas faltas. Das 20 cometidas sobre os jogadores brasileiros, 12 tiveram NEYMAR como vítima.
O amistoso serviu também para FELIPÃO fazer observações. Colocou MAXWELL, HERNANES, LUCAS LEIVA e BERNARD, quando o confronto já estava definido.
BRASIL: JEFFERSON; DANIEL ALVES, DAVID LUIZ, DANTE e MARCELO (MAXWELL); LUIZ GUSTAVO (LUCAS LEIVA), PAULINHO (HERNANES) e OSCAR (BERNARD); HULK (RAMIRES), NEYMAR e JÔ.
NEYMAR saiu do estádio com um cheque de 11 mil reais, por ter sido escolhido o melhor em campo. Considerou prêmio bem melhor ter deixado o campo inteiro. Até ironizou o excesso de faltas sofridas, garantindo estar acostumado com o tratamento recebido dos marcadores. “É uma amiga que levo comigo. Virou parte já. É tranqüilo, é do jogo. Só não gosto de deslealdade. Isso eu não admito. Mas a falta faz parte da partida”, disse, como quem convive com isso desde que apareceu com destaque no SANTOS, em 2009. Antes da divulgação da lista para a COPA DO MUNDO, FELIPÃO tem mais quatro amistosos. Não que NEYMAR esteja preocupado. Está consciente de que a camisa 10 é dele e ninguém tasca. “Todos entraram bem contra a CORÉIA. Não é fácil se adaptar rápido ao fuso horário, mas todos estão de parabéns”, completou.
A delegação já chegou à CHINA, onde enfrenta ZÂMBIA na terça-feira, dia 15. Amistoso em que FELIPÃO planeja fazer algumas alterações na equipe titular. “Pretendo colocar três jogadores que não começaram (hoje). Depois, posso colocar mais um ou dois que também não atuaram. A intenção é ter uma mudança mínima de três peças”, explicou o técnico.

A obra de ÉRICO VERÍSSIMO sobre as guerras e revoluções do sul do país vem conquistando o BRASIL inteiro com o longa ‘O TEMPO E O VENTO’, que na segunda semana em cartaz, em todo o território nacional, já foi visto por mais de meio milhão de pessoas e passou dos 6 milhões de reais em faturamento.
Os maiores casos recentes de sucessos no cinema nacional são de comédias como “DE PERNAS PRO AR” e “MINHA MÃE É UMA PEÇA”, mas para JAYME MONJARDIM existia uma lacuna no mercado que está sendo preenchida por “O TEMPO E O VENTO”. “As pessoas sentem vontade de ir ao cinema, mas nem sempre querem só dar risada, elas sentem falta de uma história emocionante”, afirma ele. Com muita experiência na direção de novelas e minisséries, como “O CLONE” e “A CASA DAS SETE MULHERES”, JAYME valoriza a emoção. “É isso que eu sei fazer, contar histórias tocantes e populares que emocionam”, afirma.   

O GRÊMIO deixou escapar uma vitória sobre o FLUMINENSE aos 45 minutos do segundo tempo, hoje, no RIO DE JANEIRO. As duas equipes empataram por 1 a 1 e o TRICOLOR GAÚCHO poderá ver o líder CRUZEIRO aumentar para 13 pontos sua vantagem na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. Na BAHIA, o VITÓRIA recebeu o CORITIBA e, com gols de MARQUINHOS e DINEI, ganhou o duelo por 2 a 1. GERALDO marcou o gol de honra dos visitantes.
CLAUDINEI OLIVEIRA pode respirar aliviado. Após perder para PORTUGUESA e CORITIBA, o SANTOS conseguiu a reabilitação no BRASILEIRO. Hoje, no PACAEMBU, o SANTOS venceu a PONTE PRETA. Melhor jogador em campo, MONTILLO fez um gol e deu uma assistência. Final de 2 a 1. Com a vitória, a equipe de VILA BELMIRO abriu sete pontos de distância para a zona de rebaixamento.

JUAN MARTIN DEL POTRO não se intimidou diante de RAFAEL NADAL e superou o tenista número 1 do mundo. Com um ataque potente, o argentino venceu o espanhol por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4 e avançou à final do MASTERS 1000 de XANGAI, na CHINA. A decisão será contra NOVAK DJOKOVIC. O sérvio despachou o francês JO-WILFRIED TSONGA na semifinal por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5) e busca o bicampeonato no torneio. O retrospecto é favorável a DJOKOVIC que não perde em quadras chinesas há 19 partidas.

O gerente de uma unidade do McDONALD´S e uma cliente da lanchonete foram baleados hoje, às 5 horas, durante uma troca de tiros entre um policial militar de folga e criminosos que tentavam assaltar o local. Durante a ação, um assaltante chegou a fazer reféns no banheiro do fast food, que fica na Avenida EDGAR FACÓ, FREGUESIA DO Ó, zona norte. O PM, de 39 anos, disse que passava pelo drive-thru e percebeu o assalto. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele deu voz de prisão ao bando, mas um dos ladrões atirou, dando início ao tiroteio. Dois comparsas fugiram com 400 reais, enquanto o atirador mantinha os reféns. A polícia negociou a rendição do bandido, indetificado como DIMAS FERRAZ DA SILVA, de 20 anos. Antes de confessar o crime, ele ainda tentou se passar por vítima. Testemunhas disseram que SILVA iniciou a troca de tiros e os disparos de seu revólver atingiram as vítimas. No Hospital PENTEADO, a cliente, de 28 anos, passou por cirurgia. O gerente, de 22, não corre riscos. Ele seria transferido para o Hospital METROPOLITANO.

Engenheiro de produção mecânica e pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho, LAERTE CONCEIÇÃO MATHIAS DE OLIVEIRA trabalhou por mais de 25 anos no Metrô de SÃO PAULO. Ele foi fundador da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da companhia em 1990 e presidente na gestão 2004-2006, tendo implementado a Semana de Tecnologia Metroviária e o primeiro grupo de delegados sindicais no Metrô, em 1996. Atualmente ocupava o cargo de vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Desde 2004, era membro do Conselho Nacional das Cidades representando a Federação Nacional dos Engenheiros no segmento dos trabalhadores e integrava o Comitê Técnico Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. Foi também fundador e presidente da ONG ambientalista APRSERVITA. LAERTE morreu aos 54 anos, neste 12 de outubro, vítima de um acidente automobilístico no interior paulista. Ele deixa mulher e dois filhos. Em nota de pesar na Internet, a Rede NOSSA SÃO PAULO afirma que “LAERTE era um ativista empenhado na construção de uma cidade mais justa e sustentável”.

O secretário de Segurança Pública, FERNANDO GRELLA VIEIRA, disse hoje que o governo paulista está preparado para uma possível nova onda de ataques do PCC. Escutas telefônicas mostram que a facção cogitou matar o governador, GERALDO ALCKMIN. “Estamos preparados para esse tipo de coisa. Essa notícia veio apenas reafirmar o reconhecimento pelos grupos criminosos de como o governo age com firmeza. Só se faz ameaça contra quem age com firmeza e que procura reprimir com seriedade as ações criminosas”, disse GRELLA. A Secretaria de Segurança Pública quer ter acesso às escutas que estão em poder da promotoria para investigar o envolvimento de policiais com o crime organizado. O PCC tentou também armar fugas de presídios. As investigações mostram ainda que integrantes da facção tentaram se aproximar de ministros do STF.

Um homem bêbado foi preso em flagrante após atropelar, arrastar por cerca de 50 metros e matar um pedestre, hoje pela madrugada, na VILA SÔNIA, zona oeste. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O analista de sistemas THIAGO MARTA DE OLIVEIRA, de 26 anos, dirigia em alta velocidade pela Avenida FRANCISCO MORATO, quando, por volta das 3:30 horas, atropelou o marceneiro SÍLVIO VIEIRA, de 40 anos, que voltava para casa depois de um jogo de futebol.     

As festividades na COLÔMBIA pela classificação do país para a COPA DO MUNDO, ontem, acabaram em tragédia. Cinco pessoas morreram durante a comemoração nas ruas de BOGOTÁ. Segundo a polícia local, três delas foram vítimas de armas de fogo. As outras duas mortes ocorreram por causa de acidentes de trânsito. As autoridades locais divulgaram, ainda, um número impressionante. ‘No mínimo, 2 mil casos de polícia foram registrados em todo o país”, informou o diretor de polícia RODOLFO PALOMINA.

A embarcação REIS 1 que acompanhava o CÍRIO DE NAZARÉ em MACAPÁ, no AMAPÁ, naufragou nesta manhã, na orla da cidade, próximo ao FAROL DA PRATICAGEM, no Rio AMAZONAS. Segundo balanço divulgado pelo governo do Estado, pelo menos 12 pessoas morreram no acidente. Seis estavam desaparecidas até à noite. Um dos mortos é o dono da embarcação, REGINALDO REIS NÓBREGA, de 51 anos. O barco foi alugado pelo Sindicato dos Servidores Federais do Estado. O motivo do acidente, ocorrido por volta das 10:30 horas, ainda estava sendo investigado. Mas a suspeita é de que houve superlotação já que a capacidade era para 40 passageiros. Na embarcação, segundo o Corpo de Bombeiros, havia cerca de 70 fiéis. Cerca de 50 barcos participavam da procissão. As embarcações deixaram o PORTO DO GREGO, em SANTANA, por volta de 7:30 horas. Testemunhas disseram às autoridades que o acidente aconteceu já no fim do evento. O REIS 1 seria o primeiro barco a atracar. A imagem de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ foi conduzida por uma balsa que navegou em direção ao bairro SANTA INÊS, em MACAPÁ. O percurso foi realizado em duas horas e meia.

O arcebispo DOM RAYMUNDO DAMASCENO acredita que o grande número de fiéis que decidiu comparecer hoje ao SANTUÁRIO DE APARECIDA, no dia de NOSSA SENHORA APARECIDA, padroeira do BRASIL, pode ser atribuído à visita que o PAPA FRANCISCO fez ao município em julho deste ano. O número de pessoas que esteve no local chegou a 160 mil, frente a uma expectativa dos organizadores de 150 mil. Em mensagem transmitida por meio de um telão, o PAPA FRANCISCO disse para os fiéis para terem coragem diante das dificuldades e pediu: “Não sejamos cristãos de vitrine”.”Ó MARIA, fazei-nos sentir o teu olhar mãe, guiai-nos para o teu filho, fazei que não sejamos cristãos de vitrine, mas saibamos meter mãos à obra para construir com o teu filho JESUS o seu reino de amor, de alegria e de paz”, disse FRANCISCO em sua mensagem.

O PAPA FRANCISCO nomeou como prefeito da Congregação para os BISPOS o monsenhor brasileiro ILSON DE JESUS MONTANARI, um dos cargos mais importantes da hierarquia da SANTA SÉ. MONTANARI substitui o cardeal canadense MARC OUELLET, que foi nomeado por BENTO 16. O prefeito da Congregação dos Bispos, cargo equivalente ao de um ministro do governo, assessora o papa na nomeação e transferência de bispos, promoção de arcebispos, criação e fusão de dioceses. Só ele e o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé têm o privilégio de despachar semanalmente com o papa, em audiências aos sábados. O cargo já foi ocupado pelo brasileiro DOM LUCAS MOREIRA NEVES entre 1998 e 2000 durante o papado de JOÃO PAULO 2º.
MONTANARI, de 54 anos, nasceu em SERTÃOZINHO, interior paulista, foi ordenado sacerdote em 18 de agosto de 1989 e depois nomeado pároco na Igreja de SÃO JOÃO BATISTA, em setembro do mesmo ano. Ensinou teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de RIBEIRÃO PRETO e em um seminário de UBERABA (MG) e foi coordenador da pastoral da Arquidiocese de RIBEIRÃO PRETO, entre outras tarefas. A nomeação é mais uma das mudanças que o pontífice tem promovido na Cúria de ROMA.

Ao menos 500 mil pessoas deixaram suas casas no litoral leste da ÍNDIA devido a chegada do ciclone PHAILIN, que provocou ventos de 200 km/hora. Uma tempestade semelhante, há dez anos, matou 10 mil pessoas no país. As autoridades previram que o ciclone, classificado como “muito severo”, provocaria inundações de pelo menos três metros nos estados de ORISSA e ANDHRA PRADESH.

Um ônibus caiu de um precipício em um rio no sudeste de LIMA, capital do PERU, matando 50 pessoas, incluindo 13 crianças. O acidente ocorreu ontem à noite, depois que o veículo deixou a província de SANTA TERESA. O veiculo despencou de uma altura de cerca de 200 metros. As autoridades disseram que corpos foram encontrados a 100 metros de distância do local do impacto.

Navios italianos e malteses recuperaram 34 corpos e resgataram 221 pessoas do navio de imigrantes que naufragou na sexta-feira. O desastre ocorreu uma semana após 339 pessoas morrerem quando outro barco naufragou a menos de um quilômetro da pequena ILHA DE LAMPEDUSA, entre a SICILIA e a TUNÍSIA, uma tragédia que se tornou o ponto focal de uma crise de imigração crescente no sul da EUROPA.            

2 014     :      -       DOMINGO
Levanto tarde. Tenho a sensação que estou melhor da gripe. Engano. Com o transcorrer das horas volta a coriza e problemas de visão. Não é fácil trabalhar no computador.
Aécio dispara e abre 17 pontos de vantagem sobre Dilma, mostra pesquisa Istoé/Sensus
Primeiro levantamento após divulgação de áudios da Petrobrás mostra que escândalo atingiu em cheio campanha da petista
Mário Simas Filho
Primeira pesquisa ISTOÉ\Sensus realizada depois do primeiro turno da sucessão presidencial mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais. O levantamento feito entre a terça-feira 7 e a sexta-feira 10 é o primeiro a captar parte dos efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal. “Além do crescimento da candidatura de Aécio Neves, observa-se um forte aumento na rejeição da presidenta Dilma Rousseff”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. “O tamanho da rejeição à candidatura de Dilma, torna praticamente impossível a reeleição da presidenta”, diz Guedes. A pesquisa também capta, segundo o diretor do Sensus, os apoios políticos que Aécio recebeu durante a semana, entre eles o do PSB, PV e PPS.
aecio2.jpg


As 2000 entrevistas feitas em 24 Estados e 136 municípios mostra que houve uma migração do eleitorado à candidatura tucana mais rápida do que as manifestações oficiais dos líderes políticos. No levantamento sobre o total dos votos, Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, brancos e nulos são 11%, tudo com margem de erro de 2,2% e índice de confiança de 95%. Nos votos espontâneos, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, Aécio soma 52,1%, Dilma fica 35,4% e os indecisos são 12,6%. “A analise de todos esses dados permite afirmar que onda a favor de Aécio detectada nas duas semanas que antecederam o primeiro turno continua muito forte”, diz Guedes. O tucano, segundo a pesquisa ISTOÉ\Sensus, vence em todas as regiões do País, menos no Nordeste. No PSDB, a espectativa é a de que a diferença a favor de Dilma no Nordeste caia nas próximas pesquisas, principalmente em Pernambuco, na Bahia e no Ceará. Em Pernambuco devido o engajamento da família de Eduardo Campos na campanha, oficializado na manhã do sábado 10. Na Bahia em função da presença mais forte do prefeito de Salvador, ACM Neto, no palanque tucano. E, no Ceará, com a participação do senador eleito Tasso Jereissati.
Além da vantagem regional, Aécio, de acordo com o levantamento, supera Dilma em todas as categorias socioeconômicas, o que, segudo a análise de Guedes, indica que a estratégia petista de apostar na divisão do País entre pobres e ricos não tem dado resultado.

O SÃO PAULO teve a faca e o queijo mineiro nas mãos para encostar no líder CRUZEIRO, derrotado pelo FLAMENGO. Porém, o TRICOLOR desperdiçou a chance de chegar um pouco mais perto do primeiro colocado do BRASILEIRO ao perder para o ATLÉTICO MINEIRO por 1 a 0, hoje, no INDEPENDÊNCIA, em BELO HORIZONTE. Para complicar ainda mais, o INTERNACIONAL venceu o FLUMINENSE por 2 a 1 e retomou a segunda posição da tabela. Parado em 49 pontos, o TRICOLOR caiu para a terceira colocação.
Ao som dos tambores, surdos e repiques, tocados durante os noventa minutos pela torcida do CRICIÚMA, o SANTOS dançou hoje em SANTA CATARINA. Embalado após três vitórias consecutivas, o PEIXE perdeu o compasso diante de uma equipe que briga contra o rebaixamento no BRASILEIRO. Voltou para casa com uma derrota por 3 a 0.
Três dias depois do vexame que quase custou a cabeça de ABEL BRAGA, o INTERNACIONAL se recuperou ao vencer o FLUMINENSE por 2 a 1, no BEIRA-RIO, e voltar à vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Goleada pela CHAPECOENSE por 5 a 0 na rodada anterior, a equipe gaúcha chegou a 50 pontos e reduziu para seis a distância em relação ao CRUZEIRO, que perdeu para o FLAMENGO por 3 a 0, no MARACANÃ.
Na parte inferior da tabela, o BAHIA perdeu em casa para a CHAPECOENSE por 1 a 0 e entrou na zona da degola, com 30 pontos, na 17ª posição. O VITÓRIA, por sua vez, venceu o SPORT, em RECIFE, por 2 a 1 e pulou para o 16º posto. Já o ATLÉTICO - PR ganhou por 3 a 0 do FIGUEIRENSE.

O suíço ROGER FEDERER conquistou hoje o título do MASTERS 1000 DE XANGAI ao bater o francês GILLES SIMON por 2 sets a 1. Ex-número 1 do mundo, FEDERER, que agora assumiu a vice-liderança do ranking mundial, nunca havia sido campeão do torneio chinês antes.

Ver o companheiro de equipe NICO ROSBERG se jogar à sua frente logo na Largada foi o único momento tenso em um fim de semana perfeito para LEWIS HAMILTON no primeiro GP DA RÚSSIA na história da Fórmula 1. Fora o susto, o piloto inglês teve uma corrida tranquila, hoje, e ganhou pela nona vez na temporada, praticamente de ponta a ponta.
A vitória de HAMILTON, a quarta consecutiva, fez o inglês se igualar a NIGEL MANSELL como o sexto maior vencedor da F 1, com 31 triunfos. De quebra, o líder da temporada abriu 17 pontos de vantagem para ROSBERG (291 a 274), o segundo colocado. O alemão, aliás, se recuperou hoje de um erro.
No ímpeto de buscar a vitória, o companheiro de LEWIS jogou o carro para cima do inglês, o ultrapassou antes da primeira curva, mas acabou fritando pneus e precisou parar nos boxes ainda na primeira volta. Chegou a cair para a 13ª posição. Na volta 31, porém, ele já havia conseguido se recuperar e chegado à segunda colocação, na qual terminou a corrida.
A dobradinha da MERCEDES garantiu à equipe o título do Mundial de Construtores com três corridas de antecipação. Restam, ainda, os GPs dos EUA, em 3 de novembro, do BRASIL, no dia 9 e de ABU DHABI, no dia 23.
VALTTERI BOTTAS, da WILLIAMS, quarto colocado no MUNDIAL DE PILOTOS, completou o pódio hoje. Já FELIPE MASSA, companheiro de equipe do finlandês, largou na 18ª posição e terminou a prova em 11º, fora da zona de pontuação.

Um suspeito foi morto a facadas nesta madrugada por um casal de idosos quando tentava assaltar a residência deles, localizada em uma chácara na BR-153, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, no interior de SÃO PAULO.
Segundo informações da Polícia Civil, um caseiro de 70 anos, e a mulher dele, de 58 anos, estavam retornando para a casa quando ouviram barulhos no quintal - os nomes deles não foram divulgados. Já dentro do imóvel, o casal percebeu que alguém estava tentando abrir a porta da cozinha, no entanto sem obter sucesso.
Em seguida, os idosos alertaram o invasor que iriam chamar a polícia. Foi então que, segundo relato dos dois, o suposto ladrão respondeu, do lado de fora, que iria matar a dupla caso ela pedisse ajuda.
Momentos depois, assustado com a situação, o caseiro pegou um facão e sua mulher, uma faca de pequeno porte na tentativa de se defenderem. Eles aguardaram na sala a entrada do suposto invasor. Após ele forçar e conseguir arrombar a porta e finalmente entrar na casa, os idosos decidiram partir para cima do homem, atingindo-o com vários golpes coma faca e o facão. O acusado acabou não resistindo aos ferimentos.
Após telefonema dos moradores, as Policias Militar e Civil foram até o local e encontraram o suspeito morto, caído no chão da sala e ensanguentado. Ele foi identificado como PAULO RENAN FIGUEIREDO SILVA, de 27 anos. A polícia não informou se ele tinha antecedentes criminais.
Após constatarem a morte do invasor, os policiais apreenderam um pedaço de pau, três facas, uma carteira de trabalho e 158 reais em dinheiro com o homem esfaqueado.

Um caso macabro destruiu a estrutura de uma família e, após 15 dias da morte da vítima, não há pistas do criminoso. No dia 28 de setembro, o corpo da estudante EDNA DOS SANTOS, de 19 anos, foi encontrado em um matagal a poucos metros de sua casa no JARDIM HELENA, na zona leste. A jovem, que era deficiente auditiva, foi localizada sem os olhos, orelhas e língua. EDNA era descrita como uma jovem doce, caseira e de poucos amigos, devido à dificuldade de comunicação. A única inimiga possível seria uma vizinha que, em março, a ameaçou por ciúme do namorado.

Hoje, aproximadamente 35 mil fiéis estiveram no Santuário Nacional de APARECIDA, no interior de SÃO PAULO, onde foi realizada a missa do DIA DA PADROEIRA na Basílica da cidade. A cerimônia em homenagem à NOSSA SENHORA teve início às 9 horas e foi celebrada por DOM GIOVANNI D´ANIELO, que substituiu DOM RAYMUNDO DAMASCENO DE ASSIS, o cardeal arcebispo de APARECIDA, que está em ROMA, na ITÁLIA.
A missa teve as participações de AGNALDO RAYOL, que cantou a música "AVE MARIA", e também do governador reeleito de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, e do senador eleito JOSÉ SERRA, ambos do PSDB. AÉCIO NEVES, o candidato tucano à Presidência da República, chegou ao Santuário por volta das 11 horas, após o encerramento da missa.
Após a cerimônia, uma multidão participou de uma procissão ao lado de fora da BASÍLICA DE APARECIDA. Por volrta do meio-dia, houve uma apresentação de cantores católicos. Também houve missa às 13h, às 16 h e às 19 horas.
O domingo também foi de fé e homenagens à NOSSA SENHORA em outros locais do BRASIL. Em BELÉM, a capital do PARÁ, mais de dois milhões de pessoas acompanharam a  procissão do CÍRIO DE NAZARÉ pelas ruas da cidade em um trajeto de 3,6 quilômetros a partir das 6:20 horas. A caminhada partiu da Catedral de BELÉM e foi até a PRAÇA SANTUÁRIO, onde a imagem da santa recebeu homenagens em uma missa, realizada por volta do meio-dia. A primeira procissão do CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ foi realizada em 1873, portanto, há 221 anos.

Pelo menos um garoto de 8 anos morreu e outras 24 pessoas, a maioria formada por crianças, ficaram feridas no acidente de um ônibus da Prefeitura de IBITURUNA (MG). De acordo com a polícia, o veículo levava o grupo para um passeio comemorativo do DIA DAS CRIANÇAS quando despencou de uma ponte a uma altura de cerca de seis metros, caindo dentro de um rio. Pelo menos, o motorista do ônibus e uma criança de feriram com gravidade. Também se machucaram o avô de um dos passageiros e o vereador de IBITURUNA JOSÉ NOGUEIRA DA SILVA (PP), que fraturou um braço no acidente.

JULIANO BATISTA, de 30 anos, morreu hoje ao sofrer ataque cardíaco durante a meia maratona VOLTA DAS NAÇÕES, realizada pela manhã em CAMPO GRANDE, no MATO GROSSO DO SUL. Segundo testemunhas, ele passou mal a pouco mais de um quilômetro da linha de chegada da competição amadora, que teve 21 quilômetros de extensão. Uma ambulância foi acionada para prestar os primeiros socorros ao corredor, que foi declarado morto no local. O irmão da vítima também participava da prova e viu o parente caído no asfalto. A organização do evento lamentou a morte e disse que BATISTA recebeu atendimento "imediato".

MARINA SILVA, candidata do PSB derrotada no primeiro turno da eleição presidencial, com mais de 22 milhões de votos, declarou hoje, durante entrevista coletiva em SÃO PAULO, seu apoio à candidatura de AÉCIO NEVES (PSDB) ao PALÁCIO DO PLANALTO. A decisão acontece um dia após AÉCIO se comprometer a cumprir exigências que MARINA impôs para apoiá-lo, como ampliação da demarcação de terras indígenas e esforço pelo fim da reeleição para cargos do Executivo. Durante o seu pronunciamento, a ex-candidata do PSB fez elogios a AÉCIO NEVES e justificou a aliança para "apostar na alternância de poder".        

2 015    :        -     SEGUNDA-FEIRA
Aproveitando o DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, em minha biblioteca, vou atualizar o dia 12 de outubro.
O SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA recebeu ontem, véspera de feriado, 154 mil visitantes. Num domingo normal, cerca de 80 mil pessoas visitam o local. A comemoração de 12 de outubro deste ano vai funcionar como uma preparação para o grande JUBILEU de 2017, comemorativo dos 300 anos do encontro da imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA no Rio PARAÍBA, por pescadores, em 1717.

A coluna “Painel”, da Folha de São Paulo, uma das mais lidas no Brasil  e republicada por mais de 50 jornais, noticiou ontem que “Marcelo Castro, novo ministro da Saúde, está com os seus registros de médico –no Piauí e no Rio de Janeiro– cancelados no Conselho Federal de Medicina (CFM), conforme o site da entidade” e arrematava: “Doutor em psiquiatria pela UFRJ, ele também não consta da lista de especialistas da Associação Brasileira de Psiquiatria. Procurada, sua assessoria de imprensa informou que o novo ministro não atua como médico desde 1982”.

As informações são de Gerson Camarotti, que vem sempre se mostrando bem informado com os bastidores do Planalto. Tratam-se de cargos do segundo e terceiro escalão. Eles estão sendo distribuídos durante todo o feriadão visando garantir os apoios necessários para barrar o impeachment, a ser analisado nesta terça por Eduardo Cunha, principal alvo da imprensa, mesmo numa semana em que se confirmou, via TCU, os crimes cometidos por Dilma Rousseff. Em outras palavras, a presidente tenta se safar repetindo as dosagens de tudo aquilo que levou o Brasil à ruína. E, claro, a farra é bancada com o dinheiro do contribuinte.
jarbas091015
“Cunha é doente, psicopata, um cínico. Como confiar numa pessoa que mente sobre contas bancárias na Suíça, já confirmadas pela Procuradoria?
“A oposição continua a se encontrar com Cunha para discutir impeachment, mesmo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) tê-lo denunciado por suposto envolvimento com os desvios de recursos da Petrobras.” disse o deputado
O deputado do PMDB Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do partido, é um dos parlamentares que defendem com mais convicção a cassação de um de seus correligionários, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Em entrevista ao jornalista Josias de Souza, o parlamentar se mostrou decepcionado com colegas da oposição, que, segundo ele, caem no jogo de Cunha a fim de desenrolar a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“Ocorre justamente o contrário. Com Cunha, o impeachment vira lorota, fica mambembe. É o sujo achando que vai ajudar a afastar a mal lavada”, declarou ex-governador pernambucano.
“Cunha é doente, psicopata, um cínico. Como confiar numa pessoa que mente sobre contas bancárias na Suíça, já confirmadas pela Procuradoria? A oposição acaba de fazer mais uma reunião com esse personagem para discutir o impeachment. As pessoas continuam acreditando nele.
Se for bom para ele, Cunha atropela Dilma. Se não for conveniente, ele posterga. E a oposição está nesse jogo, que tira a legitimidade do impeachment”, acrescentou.
A indignação de Jarbas fica mais evidente quando ele ressalta, na entrevista, que a oposição continua a se encontrar com Cunha para discutir impeachment, mesmo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) tê-lo denunciado por suposto envolvimento com os desvios de recursos da Petrobras.
Ele ainda relembrou que a PGR confirmou que o Ministério Público da Suíça enviou documentos que originaram abertura de inquérito contra Cunha, por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Segundo relatório da instituição europeia, Cunha é beneficiário final de duas contas ativas com saldo de US$ 2,4 milhões, que estão bloqueados, no banco Julius Baer.

O Santuário Nacional de APARECIDA, no VALE DO PARAÍBA, recebeu cerca de 35 mil fiéis, hoje, para participar da missa em homenagem à NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, padroeira do BRASIL. Fiéis de várias partes do país percorreram quilômetros - muitos a pé - até chegar à cidade. Segundo a direção da Basílica, cerca de 160 mil romeiros passaram pelo local durante o feriado prolongado.
A celebração, que começou às 9 horas, contou com a participação do governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, que evitou se pronunciar sobre a presidente DILMA. ALCKMIN realizou a primeira leitura do rito solene. A primeira-dama, LÚ ALCKMIN, se emocionou durante a missa. O casal perdeu um filho, THOMAZ RODRIGUES ALCKMIN, em um acidente de helicóptero em abril desse ano.
O bispo auxiliar de APARECIDA, DOM DARCI JOSÉ NICIOLI, pediu mais seriedade na política. "Fala-se que o BRASIL está em crise e está mesmo. Crise política, crise econômica financeira. Certamente na base desta crise está uma grande crise moral, uma crise de valores", criticou DOM DARCI.
O religioso usou como exemplo de retidão o próprio SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA, cujas doações recebidas "são revertidas inteiramente para acolher bem". DOM DARCI também afirmou que a riqueza do país precisa ser melhor retribuída. "Não falta dinheiro, falta seriedade no uso do dinheiro", comentou.
ALCKMIN, por sua vez, preferiu fazer críticas suaves ao governo petista, se dizendo preocupado apenas com a crise econômica. Já quando foi perguntado por repórteres sobre a possível abertura de um processo de impeachment da presidente, o governador foi evasivo. "Vamos aguardar".
Em 2017, completam-se 300 anos do encontro da imagem da santa no RIO PARAÍBA DO SUL. A cidade já se prepara para a festa, que pode receber novamente o PAPA FRANCISCO. No ano passado, quando esteve em APARECIDA, o pontífice disse que voltaria para participar da festa.
Uma ponte de madeira, usada por peregrinos para chegar a uma igreja, caiu hoje, em DUQUE DE CAXIAS, na BAIXADA FLUMINENSE. Segundo a polícia, 11 fiéis ficaram feridos, nenhum em estado grave. Eles atravessavam a estrutura para participar de uma missa campal em comemoração ao dia de APARECIDA.

O segurança ALEX DE MORAES, de 39 anos, morreu após ser vítima de bala perdida durante uma perseguição policial, na madrugada do domingo, em SAPOPEMBA, zona leste. Porém, os agentes apresentaram a ocorrência no 69º DP (TEOTÔNIO VILELA) como atropelamento, e não como vítima de arma de fogo. A informação foi confirmada pelo IML no laudo da certidão de óbito. Os militares contaram na delegacia que viram uma moto em alta velocidade e, quando faziam a perseguição, encontraram o segurança já caído e inconsciente. Os agentes, então, chamaram reforço e socorro para a vítima, que morreu no Hospital SANTA MARCELINA. Não há nenhuma menção sobre o tiro, que acertou a vítima em local visível. Também não há qualquer alusão ao fato de o segurança ter sangrado na nuca, onde entrou a bala.
Diante dos fatos, os familiares atacam a versão dos policiais. Segundo contam, na rua onde ALEX foi ferido ocorria uma festa. Os participantes ouviram um tiro e saíram do local para ver o que havia acontecido, quando se depararam com uma viatura próxima à vítima.
Os familiares só ficaram sabendo do disparo no hospital, quando o médico que atendeu ALEX afirmou que o segurança apresentava um ferimento de arma de fogo na nuca.
O caso ainda rendeu mais dois boletins de ocorrência, registrados, desta vez, no 53º DP (PARQUE DO CARMO). Um, informa a morte do segurança, e outro, acrescenta a informação do tiro, feito a pedido do Conselho Estadual de Defesa e Direito à Pessoa. Segundo a família, o delegado se recusou a corrigir o BO.
"Meu filho não foi atropelado, e sim assassinado. Alguém fez isso com ele", disse a dona de casa FRANCELINA MORAES, 69. O segurança voltava do trabalho quando foi atingido. Ele deixou um filho de 13 anos. "O ALEX era um bom homem, nunca fez nada a ninguém. Só queremos que tudo seja esclarecido", pediu VERA NEIDE GOMES, 50, sogra da vítima.

A polícia identificou os corpos de cinco dos seis homens encontrados enterrados em um terreno em GUARULHOS. Todos estavam em um terreno no bairro CABUÇU. Os cadáveres foram reconhecidos no Instituto Médico Legal da cidade. Três deles eram da mesma família e tinham entre 18 e 25 anos. Os familiares contaram que eles estavam desaparecidos desde terça-feira, dia 8 de outubro. O sexto corpo passará por exame de DNA para confirmar a identidade. Os nomes não foram divulgados, segundo a polícia, para não atrapalhar as investigações.

Chegou a 53, hoje, o número de cidades gaúchas atingidas pelas enchentes causadas pela chuva que cai desde o início da semana passada no RIO GRANDE DO SUL. Segundo o boletim divulgado hoje, 24.443 pessoas foram afetadas pelos temporaís. Ao todo, 7.675 pessoas estão fora de casa ou em abrigos do Estado. Cinco municípios decretaram situação de emergência. O RIO GUAÍBA atingiu a maior marca desde 1967. Em SANTA CATARINA, os estragos causados pelas chuvas atingiram 31 municípios. Mais de 4,3 mil pessoas foram afetadas e 925 residências acabaram danificadas. No total, 592 pessoas ficaram desalojadas, 289, desabrigadas e um homem morreu.

Policiais do RIO prenderam no domingo, RAFAEL DO NASCIMENTO SILVA, de 23 anos, conhecido como "RAFINHA", apontado como autor do homicídio do PM CAIO CÉSAR IGNÁCIO CARDOSO DE MELO, no último dia 30 de setembro. O agente também era dublador e, entre outros personagens, deu voz ao personagem HARRY POTTER, no BRASIL. Segundo o delegado FÁBIO ASTY, a prisão aconteceu após denúncias sobre o paradeiro do suspeito. O acusado foi reconhecido pelos policiais militares que estavam com a vítima no dia do crime. Durante a ação, as autoridades também prenderam em flagrante RODRIGO FREITAS DOS SANTOS, 27 anos, apontado como gerente do tráfico de drogas e autor de roubos em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, equipes da UPP cercaram o clube CASA DA PISCINA, na Rua CARMEM CINIRA, em INHAÚMA,  zona norte, onde estavam RAFAEL e RODRIGO, que chegou a apresentar um RG falso aos policiais. O PM foi ferido quando policiais da UPP FAZENDINHA realizavam patrulhamento pela região do CAMPO DO SARGENTO e trocaram tiros com traficantes. Na ação, o SOLDADO CAIO, de 27 anos, foi atingido e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A oposição pretende convocar FÁBIO LUÍS LULA DA SILVA, o LULINHA, filho mais velho do ex-presidente LULA, à CPI da PETROBRÁS para explicar a acusação de que teve despesas pessoais pagas por FERNANDO SOARES, o FERNANDO BAIANO. O lobista afirmou em delação premiada ter feito pagamentos de dois milhões de reais a LULINHA. Para o deputado ONYX LORENZONI, as acusações são graves. LULINHA nega ter recebido dinheiro do delator. LULA, até hoje, não tinha comentado o assunto. "Era tanto dinheiro que dava para fazer ação entre amigos até a terceira geração. Porque o "capo" não ia arrumar algo para o "capinha"?, ironizou o parlamentar. Em dez anos de governo do PT, os dois filhos de LULA (LULINHA, que é biólogo de formação, e o estudante de educação física LUÍS CLÁUDIO DA SILVA) se transformaram em grandes empresários. Eles são sócios de duas holdings que administram seis empresas nas áreas de entretenimento e eventos. Em 2005, a antiga TELEMAR - hoje OI - pagou 5,2 milhões para se associar com a GAMECORP, uma microempresa de jogos na internet criada por FÁBIO e amigos anos antes. Na época, questionado sobre o sucesso do negócio, o então presidente LULA fez piada. "Que culpa tenho eu se meu filho é o RONALDINHO dos negócios?"

O primeiro-ministro turco, AHMET DAVUTOGLU, culpou hoje o ESTADO ISLÂMICO pelo atentado que deixou ao menos 105 mortos e mais de 400 feridos numa marcha pela paz em ANCARA, no sábado. De acordo com o premiê, resultados de perícias tornaram evidente que a dupla explosão foi provocada por homens-bomba. DAVUTOGLU afirmou que o ataque "foi uma tentativa de influenciar o resultado das próximas eleições no país", em 1º de novembro. Segundo a polícia, o explosivo usado, TNT, reforçado com aço, é muito semelhante ao utilizado no ataque recente na cidade de SURUC, que matou cerca de 30 pessoas.

2 016   :   -      QUARTA-FEIRA
Nesse feriado, DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA e das CRIANÇAS, em casa, preciso trabalhar em minhas memórias. A semana que vem será de intenso trabalho. Iremos a LIMEIRA no dia 13 e, no dia 14, comemoraremos os 46 anos da ROTA e os 124 anos do REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “9 DE JULHO”.

Na época em que foi construído em cima de um lixão, em 1981, o PARQUE RAPOSO TAVARES, no JARDIM OLYMPIA, zona oeste da capital, era considerado um modelo a ser seguido. Hoje, 35 anos depois, o que se vê é uma imensa área verde abandonada pela Prefeitura, longe de ser padrão, seja de limpeza, segurança ou lazer, como enganam as fotos antigas publicadas no site do governo municipal.
Enquanto o mato cresce, em alguns trechos até a altura dos joelhos, faltam vigilantes, lixeiras, limpeza, brinquedos, banheiros e até água. Algumas grades que circundam o parque estão arrebentadas.
Situações precárias como esta foram as justificativas do prefeito eleito JOÃO DORIA para anunciar um plano de concessão à iniciativa privada de áreas como os parques IBIRAPUERA, ACLIMAÇÃO e do CARMO.
O futuro substituto de FERNANDO HADDAD, que se gabava na campanha de ter governado para a periferia, acredita que empresas, em troca da exploração de publicidade, estacionamento e praça de alimentação, podem eliminar os problemas que transformaram lugares que deveriam ser de lazer familiar em refúgio para o uso de drogas.
Hoje, feriado de NOSSA SENHORA APARECIDA e DIA DAS CRIANÇAS, o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO visitou o parque. Não foi difícil perceber que o espaço oferece mais riscos do que atrativos aos frequentadores. Há sérios problemas de infraestruturas e, em pleno feriado, nenhum funcionário foi encontrado, seja da zeladoria, administração, limpeza ou segurança.

Escalado como falso nove, o meia-atacante GUILHERME mostrou cacoete verdadeiro de centroavante e comandou o CORINTHIANS na vitória sobre o SANTA CRUZ, hoje, por 4 a 2, na ARENA PANTANAL. Após ficar quase dois meses afastado, ele voltou com tudo e anotou dois gols típicos de camisa 9. Além de encerrar um jejum de três sem balançar as redes, GUILHERME acabou com a sequência se seis jogos sem vitórias da equipe no BRASILEIRO. Com o resultado positivo, o TIMÃO ficou na oitava posição, um ponto atrás do FLUMINENSE, última equipe na zona de classificação à COPA LIBERTADORES.

Após passar por dois anos de tratamento para conter um câncer na cabeça, MARIA JOSÉ, mãe do meia WILLIAN, faleceu nesta manhã, em SÃO PAULO. Homenageada pelo atleta, que dedicou a ela o segundo tento da seleção brasileira na vitória por 3 a 0 sobre a VENEZUELA, ontem, dona ZEZÉ não resistiu. No período do tratamento, a mãe do jogador do CHELSEA  foi submetida a cinco processos cirúrgicos e a sessões de quimioterapia. O atleta foi informado sobre a morte da mãe no CANADÁ, em uma conexão de seu voo para LONDRES, e viajou para SÃO PAULO, onde o enterro será realizado amanhã à tarde.

O Conselho Nacional de Justiça decidiu proibir a juíza CLARICE MARIA DE ANDRADE de trabalhar como magistrada por ao menos dois anos. A juíza é apontada como a responsável por manter uma adolescente de quinze anos em uma cela com 30 presos na delegacia de polícia de ABAETETUBA, no PARÁ, em novembro de 2007.
CLARICE sofreu pena de disponibilidade e, embora esteja proibida de exercer o cargo, receberá salário proporcional ao tempo de serviço.
Pelo que foi registrado na época, a juíza recebeu um ofício da polícia pedindo em “caráter de urgência” a transferência da adolescente, uma vez que a detida “corria risco de sofrer violência por parte dos demais”.
Segundo o CNJ, CLARICE somente atendeu ao pedido 20 dias depois do comunicado. Durante esse período, a adolescente, que havia sido detida por furto numa residência, sofreu abusos sexuais, maus tratos e tortura nas mãos dos detentos.
Esta foi a segunda vez que o Conselho decide punir a magistrada. Em 2010, o CNJ havia determinado a aposentadoria compulsória da juíza, mas a decisão acabou revista pelo STF dois anos depois.
De acordo com os ministros do STF, não havia provas de que CLARICE tinha ciência da circunstância em que foi cumprida a ordem de prisão.
Agora, no entanto, a maioria dos conselheiros do CNJ, seguiu o voto de ARNALDO HOSSEPIAN, relator do processo. HOSSEPIAN afirmou que a demora em comunicar a situação da adolescente deixou evidente “a falta de compromisso de magistrada com suas obrigações funcionais”.
Ainda segundo o CNJ, CLARICE alegou em sua defesa, que delegou ao diretor da secretaria do juízo a tarefa de comunicar a Corregedoria, o que foi desmentido pelo servidor e por outros funcionários.
“Não é admissível que, diante da situação noticiada no ofício – presa do sexo feminino detida no mesmo cárcere ocupado por vários presos do sexo masculino, alo ignominioso – a magistrada, no exercício da jurisdição, tenha simplesmente delegado para seu subordinado a expedição de comunicados pelas vias formais”, disse o relator.
A juíza CLARICE chegou a ser promovida em 2013, mas a medida acabou suspensa pelo Tribunal de Justiça do PARÁ. A ASSOCIAÇAÕ DOS MAGISTRADOS DO BRASIL informou que vai recorrer na sentença do CNJ, pois considera desproporcional o afastamento da juíza.
“Tal decisão é equivocada”, segundo a AMB, “pois a responsabilidade do fato cabe tão somente o Poder Executivo.
Na época do ocorrido, a adolescente disse ao Conselho Tutelar que teria sido obrigada a deixar a cidade. Ela contou ter sido retirada da cela por um policial e abandonada no cais da cidade, onde teria recebido a ameaça. No dia que seria entregue à família, a polícia informou que a adolescente havia fugido da delegacia. Ela ficou desaparecida por três dias até ser localizada no cais.

Depois do secretário de segurança pública do RIO, JOSÉ MARIANO BELTRAME, foi a vez do Chefe da Polícia Civil, FERNANDO VELOSO, entregar o cargo. Ele pediu exoneração, ainda na terça-feira, e deve se despedir oficialmente amanhã.
Em entrevista a REDE GLOBO, hoje, VELOSO disse que a polícia não consegue fazer seu trabalho por conta da crise financeira e acredita que sua “missão foi cumprida”. O Governador licenciado, LUIZ FERNANDO PEZÃO, garantiu que apesar da saída de BELTRAME, o projeto das Unidades de Polícia  Pacificadora, [U1] vai continuar.

A visita do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (PSDB) ao presidente MICHEL TEMER, em BRASÍLIA, a convite do chefe da nação, não foi apenas um reencontro de amigos e para TEMER ouvir dicas de quem passou no cargo. A interlocução com o PSDB no Congresso voltou a zero, e nem TEMER tampouco os ministros conseguiram a reaproximação com o senador AÉCIO NEVES (PSDB-MG), que desconfia de não cumprimento do acordo para 2018 pelo PMDB. TEMER precisa dos tucanos na base para aprovar projetos importantes.
Ao nivelar a interlocução “por cima”, TEMER pode ter piorado a situação. Mas, ao lado dele estão os ministros tucanos BRUNO ARAÚJO (CIDADES) e JOSÉ SERRA (ITAMARATY).






 [U1]

Nenhum comentário: